sábado, 2 de julho de 2016

30 DE JUNHO DE 2016 - SEXTA-FEIRA

DIA 30 DE JUNHO DE 2016 - SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - ENTREGA DE HONRARIAS DOS NÚCLEOS DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

DIA   T R I N T A    DE     J U N H O     DE     2016      -      Q U I N T A - F E I R A.
79 anos, seis meses e 3 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
DIA 357º DO ANO 66º MÊS 12º
58º anos e 27 dias na PMESP.
57 anos e 140 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 746 dias – 495 992 horas.
52 anos e 298 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
28 anos e 111 dias no Posto de Coronel – 339 meses e 19 dias.
4 anos e 357 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 397 dias CORONEL. - 24 anos e 199 dias na reserva.
10 953-262 716                         10 397-249 356                              10 659-248 992.
DIA DOS MÁRTIRES DA IGREJA DE ROMA. Hoje a Igreja homenageia os cristãos que foram perseguidos por NERO, no ano 64. A culpa do incêndio de ROMA recaiu sobre eles, que foram cruelmente martirizados.

DIA DO CAMINHONEIRO


462 a. falece o PADRE LEONARDO NUNES, em 30 de junho de 1554, em costa brasileira. Nasceu em SÃO VICENTE DA BEIRA, PORTUGAL. Entrou para a COMPANHIA DE JESUS em 1º de novembro de 1548 e veio para o BRASIL com o PADRE MANOEL DE NÓBREGA, em 1549, na comitiva do governador-geral TOMÉ DE SOUZA. Logo após a chegada a SALVADOR, foi em companhia do irmão DIOGO JÁCOME para ILHÉUS e PORTO SEGURO, onde ensinavam os meninos a ler e a escrever. Logo depois foi encarregado de uma missão especial na capitania de SÃO VICENTE, onde não havia nenhum missionário e, nas palavras do padre MANOEL DE NÓBREGA, “os portugueses que lá viviam eram piores que os índios, completamente entregues a devassidão e a todos os vícios e exercendo sobre os pobres indígenas uma crueldade revoltante e fazendo-os escravos”. Seguiu com doze meninos –juntamente com o PADRE AFONSO BRAZ e o irmão DIOGO JÁCOME- e a maioria dos portugueses aceitou os seus conselhos.  O PADRE LEONARDO NUNES faleceu vítima de um naufrágio, quando, em viagem à EUROPA, pedido do PADRE MANOEL DE NÓBREGA, iria relatar ao Rei D. JOÃO III e a INÁCIO DE LOYOLA, fundador da COMPANHIA DE JESUS, os progressos obtidos a favor da doutrina cristã no BRASIL. Em 1551, de SÃO VICENTE, deixou duas cartas escritas dirigidas aos padres da província de PORTUGAL, uma das quais se imprimiu em VENEZA, em 1559, juntamente com outras, traduzidas em língua italiana. A outra teria ficado inédita.
232 a. morre DENIS DIDEROT, filósofo e escritor francês, em 30 de junho de 1784.
223 a. inauguração do TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS, em LISBOA, no dia 30 de junho de 1793. Foi erguido em 1792.
151 a. nasce IZIDORO DIAS LOPES em 30 de junho de 1865, em DOM PEDRITO, RIO GRANDE DO SUL. No dia 10 de dezembro de 2012, MARIA HELENA, presidente do Núcleo de JAGUARIÚNA, da Sociedade Veteranos de 32, publicou no blog desse núcleo as comemorações do 9 de julho de 1956 e o texto sobre a exumação dos restos mortais do GENERAL IZIDORO DIAS LOPES, transportados para o Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA.   
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Exumação dos restos mortais do Gal. Isidoro Dias Lopes
Notícia em jornal da época sobre as comemorações de 9 de julho em 1956, realizadas pela Sociedade de Veteranos de 32 - MMDC.
 Com a participação do General Brazilio Taborda, convidado da Sociedade de Veteranos de 32 - MMDC e da Comissão das Solenidades de Itapetininga.
Arquivo particular.
Isidoro Dias Lopes nasceu em Dom Pedrito, RS, em 30 de junho de 1865.
Filho do  vigário José Tavares Bastos Rios, casou-se com Jacinta Lopes. Entrou para o exército em 1883 na Escola Militar de Porto Alegre, fez o curso de artilharia e em 1891 foi promovido a Tenente. Apoiou o movimento que pôs fim ao Império. Em 1893, abandonou o exército e participou da Revolução Federalista, no Rio Grande do Sul, contra o governo de Floriano Peixoto. Após a derrota dos federalista, em 1895, foi para o exílio em Paris. Em 1896 voltou ao Brasil, foi anistiado e voltou ao exército no Rio de Janeiro, continuando a carreira militar.

Participou da articulação e da Revolução de 1924 em São Paulo onde foi promovido pelos rebeldes a “Marechal da Revolução”. Posteriormente juntou-se a Coluna Prestes.
Após a derrota da Aliança Liberal, apoiou a Revolução de 1930, participando do governo de Getulio Vargas, como comandante da 2ª Região Militar em São Paulo, já no posto de General de Divisão.
Em 1931 se indispõe com Getúlio Vargas, substituído então por Góis Monteiro. Em 1932 foi um dos organizadores da Revolução Constitucionalista, e acabou deportado para Portugal. Anistiado em 1934. Em 1935 é procurado pelos organizadores do levante comunista para auxilia-los, mas recusa. Em 1937, afastado da política, critica o golpe e a ditadura do Estado Novo.
Faleceu forte e lúcido em 1949.
General Brazilio Taborda é homenageado pelo Núcleo de Correspondência Paulistas de Itapetininga! Às Armas!! com Diploma de Honra ao Mérito.
O Diploma de Honra ao Mérito General Brazilio Taborda foi criado a 1ºde setembro de 2011, em homenagem ao General de Divisão Brazilio Taborda, então coronel de Artilharia do Exército Brasileiro que durante a Revolução Constitucionalista de 1932 comandou o exército Constitucionalista do Setor Sul, sediado em Itapetininga, no atual prédio do DER. Trata-se, da maior honraria a ser conferida pelo Núcleo de Correspondência Paulistas de Itapeninga! Às Armas!! sendo trinta e dois o número máximo de seus agraciados anualmente. Sua concessão se reveste de solenidade toda especial na sede do Mausoléu dos Veteranos de 32, no Obelisco do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A finalidade desta honraria é agraciar personalidades civis e militares que relevantes serviços prestaram no resgate e na preservação da memória e dos feitos de paulistas que combateram no Setor Sul do Estado de São Paulo durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
145 a. na GUATEMALA, uma revolução liberal encabeçada por MIGUEL GARCIA GRANADOS e JUSTO RUFINO BARRIOS derrota o governo de VICENTE CERNA, em 30 de junho de 1871. BARRIOS ocupa o poder.
129 a. DOM PEDRO II embarca para a EUROPA, muito doente, em 30 de junho de 1887. Começa no BRASIL o terceiro período de regência da PRINCESA ISABEL.
122 a. da PONTE DE LONDRES, inaugurada em 30 de junho de 1894.
119 a das publicações no DIÁRIO POPULAR de 30 de junho de 1897: pedem-nos para solicitar da nossa edilidade o ajardinamento do LARGO GENERAL OSÓRIO, a exemplo do que tem feito com os demais. O pedido é justíssimo, pois naquele largo desembocam muitas ruas importantes do bairro de SANTA EFIGÊNIA.
Os moradores da nova freguesia de SÃO JOSÉ DO BELÉM, no MARCO DE MEIA LÉGUA, acabam de enviar um abaixo assinado, a sua reverendíssima senhor bispo, pedindo a instalação da referida freguesia há mais de dois anos criada.
Escrevem-nos pedindo para que lembremos à Câmara a conveniência de mandar fazer o calçamento do LARGO DO RIACHUELO, agora que está procedendo idêntico serviço na ladeira de SANTO AMARO. Aquele largo, acrescenta o nosso informante, precisa ainda de vários melhoramentos, sendo um deles a remoção dos materiais do antigo mercadinho ali existente.
Ouvimos ontem de um dos chefes políticos na Câmara dos Deputados que já está lavrado o parecer opinando pela criação da comarca de BOA VISTA DAS PEDRAS que substituirá a de IBITINGA.
O governo acaba de receber importante comunicação pelo cabo submarino, dizendo que as tropas legais tiveram completa vitória em CANUDOS.  
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR em 30 de junho de 1898: estando construída a ponte sobre o rio ELEUTHERIO e assentados os trilhos entre o ponto terminal da Estrada MOGIANA em território paulista, estranham os viajantes, pelo triangulo primeiro que a Estrada de SAPUCAÍ ainda não tenha o seu serviço de ligação inaugurado.
O diplomata italiano no CHILE, senhor CONDE GREPPI, de passagem por BUENOS AIRES teve uma conferência com o príncipe de CARIOTI, sobre o pedido que vão dirigir ao ministério do Exterior da ITÁLIA sobre a conveniência da dissolução imediata da legião ítalo-argentina que se armou para combater o CHILE.
Em ordem do dia o diretor da ESCOLA NAVAL, ALMIRANTE MANHÃES BARRETTO, censurou os aspirantes que nas fitas de uma grinalda de flores oferecida para ornar o túmulo do MARECHAL FLORIANO, mandaram inscrever: ao consolidador da Republica – os alunos republicanos da ESCOLA NAVAL.
No município de CAMBUCI, Estado do RIO, um grupo de indivíduos exaltados desrespeitou ontem uma bandeira portuguesa. A autoridade policial, por ordem do presidente do Estado, vai punir os responsáveis pela selvageria. 
113 a. em que subiu aos ares o SANTOS DUMONT Nº NOVE, em direção a BAGATELLE, efetuando várias manobras, com grandes aplausos da oficialidade, que ocorreu a felicitar o PAI DA AVIAÇÃO assim que ele desceu à terra, no dia 30 de junho de 1903. SANTOS DUMONT saiu da Rua de LONCHAMPS com o seu dirigível.
112 a. da trasladação do cadáver embalsamado do maestro CARLOS GOMES, do jazigo do cemitério do FUNDÃO para a cripta do monumento na praça BENTO QUIRINO, em 30 de junho de 1904. Acompanharam o féretro, coberto com a bandeira do Estado do PARÁ, os representantes do poder municipal, maestro SANT´ANNA GOMES, e a comissão encarregada do monumento. Várias associações aguardaram a passagem do féretro na rua BARÃO DE JAGUARA, acompanhando-o depois até o local do monumento.
109 a. nasce ANTHONY MANN, diretor de cinema norte-americano, em 30 de junho de 1907.
108 a. uma misteriosa e gigantesca explosão devasta mais de dois mil quilômetros quadrados da mata na SIBÉRIA CENTRAL, em 30 de junho de 1908. A causa mais provável é a queda de um meteorito.
107 a. nasce JUAN BOSCH, ex-presidente da REPÚBLICA DOMINICANA, em 30 de junho de 1909. 
106 a. deram-se várias desordens na COLÔMBIA BRITÂNICA, onde recentemente foi descoberto um novo filão aurífero. Um empregado da companhia exploradora das minas e vários trabalhadores foram mortos.
105 a. O cônsul geral da República ARGENTINA no RIO DE JANEIRO comunicou ao governo argentino que o ministério da agricultura do BRASIL está decidido a cooperar com a ARGENTINA para dar combate à praga de gafanhotos. (publicado no O ESTADO de 30 de junho de 1911. 
 102 a. nasce MÁRIO SCHENBERG em 30 de junho de 1914. Falece em 10 de novembro de 1990.
 95 a. PARTIDO COMUNISTA CHINÊS, fundado em 30 de junho de 1921.
 90 a. termina o controle da Sociedade das Nações sobre a ÁUSTRIA, em 30 de junho de 1926.
 82 a. HITLER termina com a facção extremista de seu partido, os SA, em 30 de junho de 1934. O chefe do grupo, ERNST ROHM, e seus principais colaboradores são executados. Acontece o episódio conhecido como NOITE DAS FACAS LONGAS. Durante a noite e nos dois dias seguintes, unidades da SS (corpo de elite do Partido Nazista), sob o comando de HEINRICH HIMMLER (1900-1945), exterminam líderes da SA (grupo paramilitar nazista).
 71 a. nasce SEAN SCULLY, pintor irlandês, em 30 de junho de 1945.
 71 a. nasce PAULO SEITI KOBAYASHI em Ribeirão Preto, em 30 de junho de 1945. Formado em Geografia pela Pontifícia Universidade Objetivo, desde 1967. Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, em 1989/93 e de 1993/95. 1º Vice-Presidente (1989/90) e Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, em 1992. Deputado Estadual (1975/79; 1983/87 e de 1995/99). Vice Líder do PMDB na ALESP (1983/85). Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (1997/99). Deputado federal (1999/2003). Fundador e membro do Partido da Social Democracia Brasileira , em 1988 e presidente do Diretório Municipal do PSDB de São PAULO (1991/92 e 1996/97. Candidato a Deputado Federal em 2002. Faleceu em 26 de abril de 2005.
 68 a. da invenção do transistor, em 30 de junho de 1948, anunciada pelos LABORATÓRIOS BELL, de MURRAY HILL, NOVA JERSEY. Quem visita hoje a sede desses laboratórios pode ver como era o primeiro transistor numa vitrine no saguão do prédio principal. Para muitas pessoas não passa de uma aranha sem nenhum charme. Para outros, no então, é algo tão significativo quanto o 14-BIS de SANTOS DUMONT ou o primeiro telefone de GRAHAM BELL.
Nessa mesma vitrine, o visitante pode ver um exemplar da nota à imprensa distribuída pelos LABORATÓRIOS BELL, e que foi publicada no dia 1º de julho de 1948 pelos grandes jornais dos ESTADOS UNIDOS e do mundo, sem grande destaque. O NEW YORK TIMES, por exemplo, registrou o invento numa pequena nota, perdida no meio do jornal, em apenas quatro parágrafos.
No primeiro momento, poucos compreenderam a importância do transistor, além dos três cientistas que criaram esse dispositivo – WILLIAM SHOCKLEY, WÁLTER BRATTAIN e JOHN BARDEEN. Na realidade, o protótipo estava pronto desde o dia 23 de dezembro de 1947, e funcionava perfeitamente, amplificando em 40 vezes a intensidade do sinal elétrico. Mas o dispositivo ainda não era de silício e sim de germânio. A direção dos LABORATÓRIOS BELL, contudo, não se convenceu logo da importância nem do alcance do invento e só decidiu divulgá-lo seis meses mais tarde, depois de exaustivas demonstrações de seu funcionamento. Até mesmo o reconhecimento do mérito do invento pelo mundo científico demoraria quase nove anos. Finalmente, porém, vem a consagração: SHOCKLEY, BRATTAIN e BARDEEN ganham o PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA de 1956.
Nos anos 1950, a evolução tecnológica cria diversos tipos de transistores, sempre menores, montados sobre pastilhas de silício. E o mundo passa a ser inundado por rádios portáteis transistorizados – em especial os fabricados no JAPÃO.  
 66 a. GUERRA DA CORÉIA: o presidente TRUMAN ordena a intervenção das forças terrestres norte-americanas, em 30 de junho de 1950.
 66 a. delegados de 33 nações se reúnem em FRANKFURT, na ALEMANHA ORIENTAL, e fundam uma nova Internacional Socialista, em 30 de junho de 1950.
 60 a. da ofensiva das tropas do Exército para tentar controlar o levante de operários anticomunistas no centro industrial de POSNAN, na POLÔNIA, em 30 de junho de 1956. Estima-se que mais de trezentas pessoas teriam morrido nos confrontos. Outros levantes contra a dominação soviética teriam ocorrido em outras cidades da POLÔNIS. Ações de resistência irromperam na LETÔNIA, LITUÂNIA e ESTÔNIA. 
 57 a. morre JOSÉ VASCONCELOS, escritor e político mexicano, em 30 de junho de 1959.
 56 a. declarada a independência do CONGO BELGA, em 30 de junho de 1960. Foi renomeado ZAIRE em 1971, e em 1997 República Democrática do Congo. A independência do CONGO foi seguida de violência e banhos de sangue na fronteira com a ANGOLA, num período conhecido como a CRISE DO CONGO.
 54 a. casamento dona ESMERALDA DA SILVA, mãe da LUCINDA e Sr. ANTÔNIO SEBASTIÃO PINHEIRO, ambos falecidos (ela, em 24 de julho de 2003 e ele em 7 de fevereiro de 1989). Dona ESMERALDA foi casada em primeiras núpcias com MANOEL MOREIRA DA SILVA, (pai da LUCINDA), em 16 de junho de 1928. O Sr MANOEL faleceu em 25 de agosto de 1958. O casamento de dona ESMERALDA com o Sr ANTÔNIO foi em 30 de junho de 1962.    
52 a. das anotações feitas em 30 de junho de 1964 (terça-feira). ANO 14º - MÊS 12º - DIA 357º - 6 anos e 26 dias na FORÇA PÚBLICA – 38 dias como 2º TENENTE – 285 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
A semana de trabalhos começa hoje, uma vez que segunda-feira foi uma data facultativa. Minha viagem realiza-se num ônibus que parte da VILA AURORA às 6:10 horas. Viajo com o 2º TENENTE NILSON GIRALDI.
No BG temos algumas novidades: O CAPITÃO  MÁRIO FERREIRA assume interinamente o subcomando. Para o Comando da COMPANHIA DE COMANDO E AJUDÂNCIA vai o 1º TENENTE JOSÉ VICENTE MARINO, que se apresentou por conclusão de férias.
No transcorrer da manhã tenho muito trabalho. Um dos pontos piores é fazer a minha parte como escrivão do IPM em que o COMANDANTE NÓBREGA é o encarregado. Hoje temos a presença de dona BEATRIZ, cujos filhos foram detidos pelo SARGENTO FONSECA, sem algum motivo.
Perdemos hoje o 1º TENENTE OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE, apresentado nesta data ao 2º BATALHÃO POLICIAL.
O 1º SARGENTO IZIDORO TEIXEIRA foi transferido para o Regimento “9 de Julho” e apresentado hoje. Já devia ter sido apresentado no dia 26, mas aconteceu que faltou ao expediente daquela data.
Perco também o CABO ORLANDO GONÇALVES SIMÕES que, nesta data, é apresentado ao 14º BATALHÃO POLICIAL, para onde foi transferido.
Além de tudo isso temos os problemas rotineiros de uma secretaria.
Os alunos do Preparatório à Escola de Cabos estão em seus últimos preparos. As matérias já estão encerradas e, agora, falta o retoque final. Farão exames a 2 de julho. Hoje o TENENTE GIRALDI dará sua última aula e amanhã serei eu.
Deixo o BG depois das 15 horas. Estive atirando com carabina de pressão, na sala de tiro, com o GIRALDI e algumas praças.
Antes de dar aula para os Subtenentes e Sargentos, passo pela 20ª Delegacia (ÁGUA FRIA) onde consigo uma Certidão do Auto de Corpo de Delito a que foi submetido o civil OSNI GOMES, vítima de uma agressão por parte do 1º SARGENTO MOTORISTA SEBASTIÃO LUIZ FONSECA.
Das 17:30 horas às 19:15 horas dou aula de Aritmética no Grupo Escolar “MAJOR MARCELINO”.
Chego em casa às 19:30 horas. Assisto na televisão: REPÓRTER ESSO – 40º capítulo na novela “A GATA” – OS INTOCÁVEIS (canal 9). Bastante cansado vou deitar bem depois das 22 horas.    
51 a. do lançamento dos principais fatos ocorridos em 30 de junho de 1965 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 12º - DIA 356º - 7 anos e 26 dias na FORÇA PÚBLICA - 403 dias como 2º TENENTE - 850 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
A semana foi interrompida pelo feriado de ontem e hoje já voltamos ao caminho das atividades do BATALHÃO DE GUARDAS. Viajo às 6 horas num ônibus VILA AURORA, chegando ao quartel quinze minutos antes de começar o expediente.
O MAJOR ALOÍSIO BORGES está em seus derradeiros dias de Comando Interino - deverá ser substituído pelo TENENTE-CORONEL ANSELMO PERES na segunda-feira vindoura - dia 5 de julho. No Sub-Comando teremos portanto o MAJOR ALOÍSIO BORGES, enquanto que o CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS voltará a comandar a 1ª Companhia. Segundo tudo indica, também irá embora do BATALHÃO DE GUARDAS o CAPITÃO JOSÉ VICENTE MARINO, que passará à disposição da Prefeitura de SÃO PAULO. O CAPITÃO MARINO deverá ser agregado nos próximos dias. Para substitui-lo no comando interino da Companhia de Comando e Ajudância temos o CAPITÃO JOSÉ SANCHES FÉLIX, ficando vago o comando da 3ª Companhia. Segundo as previsões, retornará ao Batalhão o 1º TENENTE ALCIDES MORALLES.
A famosa Companhia de Transportes virá mesmo para o BATALHÃO DE GUARDAS. Não há mais jeito de contornar a situação e hoje deveremos já ter algumas modificações.
Como encarregado da Biblioteca, recebo ordens para deixar aquela repartição vazia, pois ali ficará sendo sala de aula da Primeira Companhia. Com o 2º TENENTE GERSON DE OLIVEIRA vimos isso nesta manhã e tudo é realizado às mil maravilhas e depressa. Deixa de existir Biblioteca, principalmente por algum tempo, aqui no BATALHÃO DE GUARDAS.
Vou ao Serviço de Fundos com o CAPITÃO HAMILCAR CARRAMENHA. Consegue ele o que queria desde a semana passada: seu hollerith do mês em curso. O 2º TENENTE DIRCEU DE ARRUDA consegue arrumá-lo já com as alterações do mês que hoje se finda.
Na FIF tenho de assinar a documentação referente ao Movimento de Caixa de 21 do corrente e a mesma já é encaminhada para o CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, relator do Conselho de Administração.
O expediente transcorre rápido, cheio de notícias e novidades que implicarão no futuro da Unidade. Na reunião de oficiais fica acertada mais uma formatura para amanhã, quando o Cardeal Arcebispo de SÃO PAULO visitará o Tribunal de Justiça Militar. Será às 14 horas e não estou desta feita escalado. A Formatura estará a cargo do 1º TENENTE PLÍNIO VAZ, comandando uma Companhia de Guerra.
Às 14 horas, dirijo-me para o meu alojamento na FIF e descanso até quase 16 horas. Sou acordado pelo barulho dos caminhões da Companhia de Transportes que estão iniciando a mudança para as dependências do BATALHÃO DE GUARDAS. A tarde vai terminando e vou colocando em dia o meu diário, escrevendo à máquina na tesouraria. O diário estava atrasado há alguns dias e com sacrifício coloco-o em dia. O mês de junho também vai se encerrando. Durante seu transcorrer tivemos muita coisa acontecendo no panorama da FP.
Retorno ao meu lar quando já passam das 20 horas. Para se tomar o ônibus VILA AURORA temos sempre muita dificuldade. Hoje espero mais de 30 minutos para pegá-lo, na AVENIDA TIRADENTES.
Em casa, com a família, assisto alguns programas de televisão e começo a ler um romance de MICHEL ZEVACO, intitulado TRIBUILET.   
50 a. das anotações em 30 de junho de 1966 (quinta-feira). ANO 16º - MÊS 12º - DIA 355º - 8 anos e 26 dias na FORÇA PÚBLICA – 768 dias como 2º TENENTE – 86 dias na futura 2ª Companhia Independente de GUARULHOS.
Vamos terminar o mês das festas juninas. JUNHO não deixou de ser bom e a notícia mais sensacional foi aquela da cassação do mandato do doutor ADEMAR DE BARROS, ex-governador de SÃO PAULO.
Uso a manhã desta quinta-feira para colocar este diário em dia. Faço isso até às 11 horas. Preparo-me, em seguida, para deixar meu lar.
A viagem no ônibus VILA AURORA é sofrível. O trânsito na VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA está entupido e somente nessa avenida ficamos mais de uma hora. Pensava em passar no BG, mas nem faço isso.
Embarco para GUARULHOS  e chego na Companhia às 13:30 horas. Encontro-me apenas com o ASPIRANTE NUNES FERNANDES. O CAPITÃO JAIR e o 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA foram ao Quartel General participar de uma reunião com o Inspetor Administrativo, CORONEL DIVO BARSOTTI.
O jornal NOTÍCIA POPULARES publica hoje uma reportagem sobre um crime ocorrido em POÁ, ONTEM.
O marginal JOSÉ JOSAFÁ TEIXEIRA, 33 anos, casado, Rua 21 de Abril, 29-A, VILA JAÚ, mais conhecido pela alcunha de BOIADEIRO, que por algum tempo deixou a população em polvorosa, atacando transeuntes e saqueando moradias, foi barbaramente assassinado a pauladas, socos e pontapés em um denso matagal que margeia a Rua UNIÃO, nas proximidades do JARDIM MEDINA.
Com o crânio fraturado, ainda teve forças para ir à delegacia e comunicar o fato ao SARGENTO OSVALDO GONÇALVES, comandante do Destacamento de POÁ, dizendo: “Três homens tentaram me matar”. Em seguida, dado a gravidade dos ferimentos recebidos, tombou morto no pátio da delegacia. Acredita a polícia que BOIADEIRO fora massacrado por seus comparsas em desinteligência na partilha dos furtos.
Na Companhia, assino a papelada que o estafeta vai levar para o Batalhão, pois tanto o capitão como o tenente SÉRGIO não estão presentes.
Somente às 16 horas chegam o comandante e o sub-comandante. O CAPITÃO JAIR tem muita coisa por fazer, visto ter-se afastado nos últimos dias para ir ao RIO DE JANEIRO.
O expediente é tranquilo para nós. Apenas existe a perspectiva que eu venha a ser encarregado de um Inquérito Policial Militar sobre o crime cometido por um soldado ao passar cheque sem fundo em SANTO ANDRÉ.
Parece que na semana vindoura iremos mudar para a nova casa e, no dia 10 de julho o CAPITÃO JAIR pretende reunir e instalar o CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO daquela que passará a ser a 2ª Companhia Independente da FORÇA PÚBLICA.
Às 19 horas, deixo a Companhia, tomando o ônibus SOROCABANA-VIA TRANQUILIDADE.
Desço na PONTE GRANDE e embarco no VILA ALBERTINA. Como ainda está entupida a VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA, a viagem é demorada. Faço um pequeno trajeto, até minha casa, a pé.
Termina junho. A noite está fria e prefiro deitar cedo.   
50 a. capital do CONGO é rebatizada com o nome de KINSHASA, em 30 de junho de 1966.
 50 a. nasce o boxeador dos pesados MIKE TYSON em 30 de junho de 1966.
 46 a. morre MOSHÉ TSHOMBE, político do CONGO, em 30 de junho de 1969.
 47 a. AUGUSTO VANDOR, líder sindical argentino, é assassinado por cinco homens armados, em 30 de junho de 1969.
 46 a. um terremoto atinge o PERU, causando a morte de 50 mil pessoas e deixando 30 mil feridos, em 30 de junho de 1970.
 42 a. do afastamento de JUAN DOMINGO PERÓN do cargo de Presidente da ARGENTINA, por motivo de saúde, em 30 de junho de 1974. Em seu lugar  assumia MARIA ESTELA MARTINEZ DE PERÓN - ISABELITA PERÓN. Era a primeira mulher a chegar à presidência de um País americano.         
 37 a, das anotações em 30 de junho de 1979: LUCINDA está preocupada com sua irmã ESMERALDA neste sábado. Vamos à VILA BUENOS AIRES logo cedo. O problema de dona ESMERALDA resume nas varizes.
Tomamos conhecimento que SÃO PAULO tem novo prefeito: REYNALDO DE BARROS.
À tarde, estamos na casa da Avenida QUATRO BARRAS. Enquanto eu permaneço na biblioteca, fundada também nesse lugar, LUCINDA trata de varrer o quintal da casa que vai ser a moradia do seu filho, JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR e a GISLEIDE (faltam somente quatorze dias para o casamento deles).
Visitamos o PAULO e a MARGARIDA. O Sr JOSÉ THOMAZ passa pela casa da Avenida QUATRO BARRAS. Ele está trabalhando na mesma.
REYNALDO DE BARROS é o novo Prefeito de SÃO PAULO. A televisão mostra a sua posse.
A gasolina ficará mais cara em agosto.
O enterro de JORGE VEIGA.
A Guarda Nacional de SOMOZA faz sangrenta busca em MANAGUA.
Eleições gerais na BOLÍVIA.
PAPA JOÃO PAULO II consagra quinze novos cardeais.
Assisto o filme: NUNCA DÊ AO MOTORISTA UMA CHANCE DE DESFORRA, da série O INCRÍVEL ULK.  
 36 a. da chegada do PAPA JOÃO PAULO II em BRASÍLIA, em 30 de junho de 1980.
 33 a. falece JUCA, irmão da LILICA, em 30 de junho de 1983. Tanto o JUCA, como a LILICA e outros irmãos deles foram grandes amigos de minha família, principalmente de minha mãe.
 30 a. do “XOU DA XUXA”, em 30 de junho de 1986. Até hoje ela é a “Rainha dos Baixinhos”, mesmo depois que seu programa amargou baixa audiência em 2004. Ela se transformou na apresentadora que se tornou ídolo infantil do país. O programa ficou seis anos no ar, quando terminou em 2002. A despedida foi emocionante, com direito a volta de antigas paquitas e uma reconciliação entre a apresentadora e o pai, FLORIANO, no palco do programa. Com o sucesso, XUXA virou atração na ESPANHA, nos EUA e até na ARGENTINA, onde é idolatrada até hoje. A volta da rainha à TV foi em maio de 1993, com o dominical “XUXA”, que só durou alguns meses. A apresentadora comandava jogos e entrevistava celebridades. Em seguida, com seu público crescido, XUXA se revezava entre baixinhos e adolescentes, em programas como “XUXA PARK” e “PLANETA XUXA”. Em 2002, ela voltou a se dedicar exclusivamente ao universo infantil. A loira também comandou atrações como “BOBEOU DANÇOU” (1989), “XUXA” (1995), “PLANETA XUXA” (1997) e “XUXA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO” (2002). XUXA também apareceu em diversos filmes.
 29 dos apontamentos feitos em 30 de junho de 1987: Falece o CORONEL PM Ref CORIOLANO CÉSAR DE ALMEIDA nesta terça-feira. Aulas no CSP 87: DIREITO CONSTITUCIONAL: Professora ANA MARIA MARTINS dá as 11ª e 12ª aulas. Fala sobre a separação do poderes. Ainda não conhecemos as notas da prova que fizemos em 25 de junho. O Professor MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO não as corrigiu. Poderia eu ter ido melhor nessa matéria.
SEGURANÇA NACIONAL: O TENENTE-CORONEL PM TERRA está muito mais preocupado com a Assembléia Nacional Constituinte, em BRASÍLIA, do que com o CSP. Ainda hoje retornará a BRASÍLIA. Vários oficiais da PM acompanham os trabalhos da Comissão de Sistematização. Fala hoje sobre a Segurança Nacional na Constituição Federal.
MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS: TENENTE-CORONEL PM PROFÍCIO continua a falar sobre partidos políticos. Hoje tece comentários sobre o Partido dos Trabalhadores e PDT.
INFORMÁTICA: 9ª E 10ª aulas. Vimos comunicações e vulnerabilidades nos Sistemas de Processamento de Dados.
Em casa vou me preocupar mais com a prova marcada para amanhã. Estudo SOCIOLOGIA. A CIÊNCIA POLÍTICA já foi bem estudada no final da semana.
Trinta ônibus incendiados (e mais 100 depredados) pelo menos 40 feridos e cerca de cem presos, todos encaminhados à Polícia Federal. Esse é o resultado do quebra-quebra no RIO DE JANEIRO. Ali houve um verdadeiro campo de batalha entre a polícia e manifestantes que protestavam contra um aumento de 50% nas passagens de ônibus.(O aumento acabou sendo revogado pelo mesmo juiz que o havia autorizado).
Em BRASÍLIA 800 a 1000 soldados do Exército foram deslocados para multiplicar o esquema de segurança do Presidente SARNEY. Enquanto isso o governo anuncia para dentro de dez dias o aumento no prazo de financiamento dos carros, as novas normas do crédito agrícola e o rendimento da poupança para 18,61%.
27 a. uma Junta Militar, encabeçada pelo GENERAL OMAR HASSAN AHMED, toma o poder no SUDÃO após derrotar o governo civil de SADEK AL MAHDI, em 30 de junho de 1989.
27 a. da morte de ABELARDO "CHACRINHA" BARBOSA, em 30 de junho de 1989 - Nasceu em 30 de setembro de 1917.
27 a. da criação do 24º BPMM, em DIADEMA. No dia 30 de junho de 1989, assumia o Comando o TENENTE-CORONEL PM RENATO CÉSAR MELO, que tinha trabalhado comigo, em 1987, no 2º BPChq, como MAJOR, então meu sub-comandante.
26 a. os Estados alemães se unificam em matéria econômica, monetária e social, desaparecendo as fronteiras entre ambos, no dia 30 de junho de 1990.
26 a. transf. reserva: Cel. UBIRAJARA GUIMARÃES, em 30 de junho de 1990. O UBIRAJARA é meu colega da ESCOLA DE OFICIAIS. Fomos declarados ASPIRANTES A OFICIAL em 7 de setembro de 1963.
26 a. da assunção do Comando do 12o. GI - ITAQUERA, pelo então TENENTE-CORONEL PM EDMUNDO ZABORSKI, em 30 de junho de 1990.
26 a. transf. reserva :Cel. DÁRCIO FERNANDES, em 30 de junho de 1990.
24 a. morre ALLAN JONES, cantor e ator norte-americano, em 30 de junho de 1992.
24 a. governo russo aprova um amplo programa de privatizações de empresas, em 30 de junho de 1992.
23 a. da decretação da prisão preventiva: PC FARIAS, ROSINETE MELANIAS, JORGE BANDEIRA, no dia 30 de junho de 1993. O juiz da 10ª Vara Federal PEDRO PAULO CASTELO BRANCO decretou a prisão preventiva dos criminosos. Indiciados em processo por crime de sonegação fiscal, os quatro seriam depois interrogados pelo juiz no dia 6 de julho de 1993. A BRASIL-JET sonegou um milhão e setecentos mil dólares durante os exercícios de 1990 e 1991.  
22 a. da confissão do príncipe CHARLES, que admitiu ter cometido adultério num documentário para TV veiculado, dividindo a opinião da população britânica, em 30 de junho de 1994. Segundo informou o Palácio de BUCKINGHAM, o herdeiro real sabia o risco que estaria correndo e não lamentava ter aberto sua vida privada aos seus futuros súditos.   
20 a. falece a atriz LANA TURNER, em 30 de junho de 1995 (29 nos EUA). Nasceu em 8 de fevereiro de 1920. LANA foi a grande musa do cinema americano dos anos 1940 e 1950 – “A MAIOR LOURA DO MUNDO”, “THE SWEATER GIRL”, “A LOURA DE 18 QUILATES”, “THE PLATINUM BLONDE”. Antes de se converter em LANA TURNER, JÚLIA JEAN MILDRED FRANCES foi descoberta por um produtor tomando Coca-Cola na lanchonete TOP RAT CAFÉ, em HOLLYWOOD. Esta é uma informação desprezível, porém presente em qualquer biografia, um aposto que seja, sofre LANA TURNER. Aos 16 anos, ela fez seu primeiro filme, ESQUECER NUNCA (1937), do qual ninguém se lembra. Nas décadas seguintes, participou de outras 59 produções. Destacou-se no thriller noir “O DESTINO BATE À PORTA” (1946) e no melodrama “IMITAÇÃO DA VIDA” (1959). Tão inescapável quanto o relato de sua descoberta é a opinião consensual de que foi “mais conhecida por sua beleza do que propriamente por seu talento”. Talvez por isso LANA TURNER tenha colecionado tantos maridos – além de sapatos. Com o músico ARTIE SHAW, ficou casada apenas quatro meses. Já com o restaurateur JOSEF STEPHEN CRANE, pai de CHERYL, contraiu matrimônio por duas vezes – antes e depois de CRANE se separar da ex-mulher. Depois partiu para o milionário HENRY TOPPING JÚNIOR, que faliu e parecia decidido a fali-la também, embora o verbo não permita essa flexão. Na seqüência temos o ator LEX BARKER, o TARSÃ, acusado de molestar CHERYL. Em seguida, o criador de gado FRED MAY, um dos poucos a não tratá-la como uma vaca. Ainda assim divorciou-se também deste, casando-se com o produtor ROBERTO EATON, segundo ela “o primeiro a mostrar-lhe como o sexo pode ser maravilhoso”. LANA, no entanto, não era a única a quem BOB EATON demonstrava sua tese. E por isso foi substituído pelo especialista em hipnose RONALD PELLAR. Este foi o melhor de todos: depois de 6 meses de casamento, roubou de LANA um cheque de 35 mil dólares. Voltou arrependido e levou mais 100 mil dólares. “Meu sonho era ter um marido e sete filhos”, revelou LANA certa vez. “Mas acabou acontecendo o contrário”. No cômputo final, e excluindo os amantes (contam-se pelo menos nove), casou-se oito vezes e divorciou-se sete. Sem dúvida, uma mulher horizontal. Foi justamente entre LEX BAXTER, o TARZÃ molestador, e FRED MAY, o criador de vacas, que se deu o aparecimento de JOHNNY STOMPANATO. Um azar danado, até porque, na fila, chegou a constar um brasileiro de nome LUIZ SANTOS JACINTO, “milionário” que LANA conhecera em uma de suas passagens pelo BRASIL. Mas JOHNNY tinha pegado a senha primeiro. Apresentou-se como JOHN STEELE, negociador de peças de arte. Aos poucos foi se revelando – um gangster. Era violento a ponto de invadir o sete de filmagem de “VÍTIMA DE UMA PAIXÃO” e apontar uma arma para SEAN CONNERY, coitado, o par romântico de LANA TURNER no filme de 1958. CONNERY arrancou-lhe a pistola e finalizou JOHNNY com um soco na boca. Em 24 de março do mesmo ano, depois da festa do OSCAR em que recebera sua única indicação de melhor atriz (por “A CALDEIRA DO DIABO”,ou “PEYTON PLACE”, nada a ver com seu par de atributos), foi a vez de JOHNNY dar o troco. Não em CONNERY, mas em LANA TURNER mesmo. Num quarto do Hotel BEL AIR, aplicou-lhe um corretivo.
No dia 4 de abril de 1958, onze dias depois do acontecido no quarto do hotel, LANA TURNER espera por JOHNN STOMPANATO na sala de casa. Quando JOHNNY adentra a mansão de NORTH BEDFORD DRIVE, ela já está decidida a armar o barraco. Na discussão, surge a filha CHERYL CRANE, armada com um facão de carne. Para defender a mãe, CHERYL golpeia STOMPANATO, matando-o. LANA TURNER viveu anos de depressão e alcoolismo. Superado o vício, tornou-se militante contra o consumo de bebidas. Nunca parou de fumar. Morreu de câncer na garganta em 29 de junho de 1995, em CENTURY CITY, CALIFÓRNIA.    
19 a. líder do Partido de Liberação Dominicana, LEONEL FERNÁNDEZ, aliado do presidente JOAQUÍN BALAGUER, ganha as eleições presidenciais, em 30 de junho de 1996.
18 a. do retorno de HONG KONG para a CHINA, deixando de ser POSSESSÃO BRITÂNICA, em 30 de junho de 1997. Outras anotações nesta data: junho vai se encerrando com muito frio. Cai hoje chuvisqueiros esparsos. Mantenho contato com a 5ª Seção do Estado Maior da PMESP – TENENTE-CORONEL PM PAULO RÉGIS SALGADO – sobre 9 de julho. Parece que tudo está rumando bem para a solenidade. Os diplomas que faltam deverão ser assinados nesta semana (2) e alguns currículos mais difíceis (5) deverão ser entregues nos próximos dias. No MMDC recebemos a visita de ISRAEL DIAS NOVAES, Secretário das Medalhas. Ele assina trinta diplomas nesta tarde.
A Câmara Municipal de GUARULHOS manda uma Empresa de Marketing se entender conosco sobre uma solenidade que pretende fazer na noite de 8 de julho. Perdemos algumas horas com essa pessoa, encarregada de colher material acerca da revolução de 32. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA preocupa-se com a papelada acerca dos doze veteranos falecidos, cujas cinzas deverão ser entronizadas no Monumento Mausoléu no 9 de Julho. Deixamos a Sociedade embaixo de chuva. Vou embarcar no ônibus COCAIA na Estação Urbana da ARMÊNIA.
O criador do TRIO ELÉTRICO, OSMAR MACEDO, de 74 anos, morreu por volta das 6:45 horas de hoje, vítima de insuficiência respiratória e insuficiência de múltiplos órgãos. Ele estava internado na UTI do Hospital ESPANHOL, de SALVADOR, há 15 dias. OSMAR era diabético, sofria de problemas cardíacos e hepáticos.
WIMBLEDON: MÔNICA SELES é derrotada pela francesa SANDRINE TESTUD. A venezuelana MARIA ALEJANDRA VENTO vence a búlgara MAGDALENA MALEEVA. ARANTXA SANCHEZ derrota FLORÊNCIA LABAT. MARY PIERCE elimina MAGUI SERNA. JANA NOVOTNA passa por GALA LEÓN GARCIA. DENISA CHLADKOVA vence RADKA ZRUBAKOVA. PATRÍCIA HY-BOULAIS vence MAGDALENA GRZYBOWSKA. YAYUK BASUKI derrota NAOKO KIJIMUTA e MARY JOE FERNANDEZ elimina TAMARINE TANASUGARN. No masculino: PETR KORDA derrota ALEX O´BRIEN. PETE SAMPRAS elimina BYRON BLACK. BÓRIS BECKER passa por MARK PETCHEY. MARCELO RÍOS vence JOHN VAN LOTTUM. PATRICK RAFTER derrota CHRISTOPHE VAN GARSSE e TODD WOODBRIDGE vence ALEXANDER RADULESCU.
MIKE TYSON pediu perdão pela mordida na orelha de EVANDER HOLYFIELD, em depoimento público de 4 minutos16, no MGM HOTEL.
BIIL CLINTON, presidente dos EUA, ficou “horrorizado” ao ver MIKE TYSON morder a orelha de EVANDER HOLYFIELD. O mundo todo não aceitou o ato animalesco de MIKE TYSON que deverá ser punido exemplarmente pelo seu caráter criminoso. Para mim, deveria ser banido do boxe.
O governador MÁRIO COVAS tem uma bomba prestes a explodir nas mãos. Revoltados com os baixos salários e estimulados com a vitória dos colegas de MINAS GERAIS, os PMs paulistas esperam uma resposta rápida para sua principal reivindicação – aumento do piso salarial de 500 reais para 1050 reais. Caso contrário, a revolta da tropa, até agora restrita a queixas feitas por meio de rádio ou reclamações entre colegas de quartel, pode se transformar em movimentos de explicita insubordinação. Diz o CABO PM WILSON DE OLIVEIRA MORAES, presidente da Associação dos Cabos e Soldados “se o governador não tiver sensibilidade, pode acontecer aqui um movimento mais sério do que houve em MINAS”. Já DIRCEU CARDOSO GONÇALVES, da APOMI, assim se expressa “o clima de revolta existe e a situação financeira dos policiais é o combustível que pode alimentar uma greve”. Hoje, o CABO PM WILSON, o SARGENTO PM LAÉRCIO DA SILVA GUELLES e o SARGENTO PM GONÇALVES almoçaram com o Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM CLAUDIONOR LISBOA.
Enquanto o Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO conversava com o Governador MÁRIO COVAS, em SÃO PAULO, um dos assessores presidenciais recebia das mãos de um oficial de Polícia Militar detalhado relatório sobre formas de treinamento que a corporação poderia adotar em todo o país.
À noite, aproveitando o aniversário do presidente da Assembléia Legislativa, PAULO KOBAYASHI, vários policiais cumprimentaram-no e fizeram pedidos. Ele é paraninfo de uma turma de novos soldados que se formam no dia 4 de julho, no Centro de Formação de Soldados – CFSds.     
17 a. das anotações feitas em 30 de junho de 1998: passando pela AORPM, o TENENTE-CORONEL PM Ref REZENDE e TENENTE PM Ref FONSECA contam-me que o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, presidente da Entidade, foi ontem operado da próstata. Responde pela presidência o vice CORONEL PM Res HERMES BITTENCOURT CRUZ. Nosso amigo ALEMÃO está curtindo a gripe “HILDA FURACÃO”. Eu também me sinto gripado. As dores do pé esquerdo diminuíram, mas vem a gripe para atormentar. OREZ participa da “OPERAÇÃO RP”. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC tenho intensa atividade nesta tarde. A questão da confecção dos diplomas, o recebimento dos últimos currículos e os inúmeros contatos que tenho de fazer vão tornar o tempo diminuto. O veterano PAULINO participou de um ensaio geral no IBIRAPUERA, pela manhã, com vistas às solenidades do 9 de Julho. Irá ele entregar o bastão de Comando do Exército Constitucionalista para o CORONEL do Exército Brasileiro ATILIANO. Critica a falta de jeep para o transporte do Comandante do Exército Constitucionalista e seu Estado Maior. WILLIAM e MAURO, do núcleo “TELA EM TRANSE” comparecem no MMDC nesta tarde. Querem os nomes de alguns veteranos para poder entrevistá-los.
Termina hoje a fase das oitavas de final da COPA DO MUNDO, na FRANÇA. Às 11:30 horas a CROÁCIA vence a ROMÊNIA por 1 a 0 e terá nas quartas de final, como adversária, a ALEMANHA. Em casa, curtindo ainda uma gripe, assisto o final do tempo regulamentar de ARGENTINA 2 x INGLATERRA 2. Na prorrogação de 30 minutos não acontece o “GOL DE OURO” e a decisão desse jogo vai para a cobrança de pênaltis. É a primeira vez que isso acontece nesta COPA. A ARGENTINA consegue marcar quatro pênaltis e a INGLATERRA apenas 3. Com isso a ARGENTINA vai para as quartas de final, sendo adversária da HOLANDA. A INGLATERRA está eliminada.
O número de civis mortos por policiais militares subiu de 378 em 1996 para 405 em 1997. Nos primeiros cinco meses de 1998, para 197. Os números foram divulgados hoje pela Secretaria de Segurança Pública. O Comandante Geral, CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, esteve em audiência na Assembléia Legislativa e atribuiu esse aumento ao desemprego e aos problemas sociais.
O diretor-clínico do Hospital Municipal e Maternidade de GUARULHOS, CID VIEIRA GODOY FILHO, admitiu, hoje, que 67 crianças morreram naquele estabelecimento médico, nos últimos seis meses. A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal está interditada.
Em grande estilo, com show, o Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO apresenta as novas moedas do REAL. Entrarão em circulação amanhã.
16 a. de BRASIL 7 x VENEZUELA 0, em 30 de junho de 1999. Outras anotações nesta quarta-feira: ARIOVALDO CHACUR telefona-me para comunicar que a missa de sétimo dia de seu pai, AFIF CHACUR, será na próxima sexta-feira, dia 2 de julho, às 19 horas, na Igreja SÃO JOSÉ DO BELÉM. O CORONEL PM ALUÍZIO também me comunica que a festa dos seus sessenta anos será no dia 2 de julho, com início às 20 horas, no Salão Comunitário da Igreja SANTO EXPEDITO. Conta-me o ALUÍZIO que o CORONEL PM ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA será submetido a uma cirurgia para implantação de uma ponte de safena. Isso acontecerá por esses dias.
OREZ e LUZ comentam comigo que, à tarde, irão dar aula na PARMALAT. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebo vários telefonemas. A revista VEJA-SÃO PAULO quer notícias sobre o Monumento Mausoléu e a solenidade de 9 de Julho. Um repórter da REVISTA JÁ está fazendo uma matéria sobre um grupo de SKINREADS que criou um site na Internet contra os nortistas e nordestinos. Usam, indevidamente (são várias seitas unidas) cartazes do MMDC.
Um tenente da Corregedoria vem acertar comigo a situação de alguns veteranos que precisam de condução para irem ao IBIRAPUERA no dia 9 de Julho. Também irão buscar o poeta PAULO BOMFIM que declamará a oração “ANTE A ÚLTIMA TRINCHEIRA”.
Em GUARULHOS, foi assassinado o dono de uma padaria em GUAIANASES, CARLOS MANUEL CRAVEIRO, junto com VANILDA DE OLIVEIRA. Os corpos estavam no VECTRA do comerciante. Na padaria dele, a SHALON, foi deixada na porta uma pista inigmática, escrita com doce de leite “ME VINGUEI”.
Nesta noite, o BRASIL faz sua estréia na COPA AMÉRICA, no PARAGUAI. A Seleção não perdoou a inocência da VENEZUELA e massacrou o inimigo por 7 a 0, com direito a um gol digno de PELÉ, marcado pelo menino RONALDO ASSIS. Os outros foram marcados por RONALDINHO (2), ÉMERSON e RIVALDO. No outro jogo do grupo, o MÉXICO derrotou o CHILE por 1 a 0.
Enchentes e desmoronamentos provocados pelas chuvas que atingem a região sudoeste do JAPÃO, deixaram hoje pelo menos 27 mortos, 10 desaparecidos e 28 feridos. As chuvas, que começaram ontem, destruíram 40 casas e inundaram mais de 7,7 mil residências. A região mais atingida foi a de HIROSHIMA.
O estudante do 6º ano de medicina, FREDERICO CARLOS JANA NETO, de 24 anos, o CEARÁ, poderá ser indiciado como um dos principais suspeitos da morte do calouro EDISON TSUNG CHI HSUEH, de 22 anos. HSUEH morreu afogado durante o trote violento da Faculdade de Medicina, da USP, em 22 de fevereiro de 1999, na piscina da Associação Atlética OSWALDO CRUZ.       
 15 a. da reunião de diretoria na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Senhor GERALDO FARIA MARCONDES deu mostra de estar cansado com o cargo de Presidente e pensou em pedir um afastamento depois das solenidades do Nove de Julho. Essa reunião se realizou se 30 de junho de 2000.
 15 a. da condenação a seis prisões perpétuas o inglês DAVID COPELAND, de 24 anos, no dia 30 de junho de 2000. COPELAND é autor de três atentados a bomba em LONDRES, resultando na morte de três pessoas, em 1999.
 15 a. da prisão do ex–senador LUIZ ESTÊVÃO, em 30 de junho de 2000, relacionado com a obra superfaturada da construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho, em SÃO PAULO.
 15 a. falece o ex-combatente de 32, CARLOS SALLES D'AVILA, aos 92 anos de idade. Foi serventuário da Justiça . Morreu em 30 de junho de 2000.
 15 a. do acidente na Rodovia Presidente Dutra, no acesso à Rodovia FERNÃO DIAS, quando uma carreta tombou no viaduto, em GUARULHOS, em 30 de junho de 2000. O motorista teve traumatismo craniano.

ACONTECEU EM 30 DE JUNHO DE 2001 : -   SÁBADO
Começo o sábado assistindo o treino oficial da F-1, no circuito de MAGNY-COURS, onde se forma o “grid”  para o GP da FRANÇA. RALF SCHUMACHER faz a sua primeira Pole, um grande presente na data em que está comemorando 26 anos de idade.
RECEBO um telefonema do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES que, na qualidade de PRESIDENTE DE HONRA da Soc.Vet. de 32- MMDC, conforme rege o ESTATUTO em seu artigo 86, revolta-se pelo fato do presidente da Diretoria Executiva, Cel. MELLO ARAÚJO, querer modificar a praxe da Sociedade em escolher um novo nome para assumir o Comando simbólico do Exercito Constitucionalista, em 9 de julho. Isso vem sendo executado desde 1957, nunca se repetindo o nome do comandante. Agora o Cel. MELLO ARAÚJO quer fazer valer a sua vontade de repetir o nome do Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, porque achou que GINO STRUFFALDI, capitão reformado do Exército, não participou do Movimento Constitucionalista, muito embora exista documento arquivado na Sociedade que prova que isso aconteceu. O Sr. MARCONDES irá passar um telegrama sobre o assunto para o Cel. MELLO ARAÚJO na segunda-feira, dia 2 de julho. Ponderará ele para que seja aceito o Sr. GINO STRUFFALDI como novo comandante do EXÉRCITO CONSTITUCIONALISTA, em 9 de julho de  2001.
Telefona-me o veterano de 32, HERCULANO GABY, para saber notícias sobre as festividades do 9 de Julho.
O SÃO PAULO vence o CORITIBA por 2 a 0, em JOÃO PESSOA, numa das semifinais da COPA DOS CAMPEÕES. No outro jogo: FLAMENGO 0 x CRUZEIRO 0.
Uma dor de estômago enjoada estraga-me este sábado. Mesmo assim trato do meu arquivo e da minha agenda no computador. Jogo algumas partidas de xadrez, mas a falta de concentração não permite pensar nem em empate. Pouca coisa assisto na televisão, nem o costumeiro CINE SINISTRO.

VÔLEI DO BRASIL É CAMPEÃO DA LIGA MUNDIAL - em sua melhor apresentação no torneio, a seleção masculina de vôlei conquistou o título da LIGA MUNDIAL, em KATOWICE, na POLÔNIA. O BRASIL derrotou a ITÁLIA por 3 sets a zero.

FALECEU o guitarrista CHET ATKINS, aos 77 anos, de câncer no intestino. Ajudou a criar o "som de NASHVILLE" (combinação da musica country com o pop). ATKINS - que tocou com ELVIS PRESLEY e os EVERLY BROTHERS - teve papel importante na carreira de diversos músicos country, como DOLLY PARTON e ROY ORBISON.

NA MADRUGADA SAI O VEREDITO DO CASO UBIRATAN. CONDENADO a 632 anos de prisão por 102 mortes e cinco tentativas de homicídios ocorridas no PAVILHÃO 9 DA CASA DE DETENÇÃO em 2 de outubro de 1992. O coronel apelará em liberdade da condenação - a maior da história da Justiça brasileira - sendo que o recurso foi apresentado no termo da sentença. Não há prazos para a Justiça apreciar os recursos. O último dia de trabalhos começou ontem às 11 h35, e durou cerca de 13 horas, foi longo, mas eletrizante - com promotores e advogados de defesa fazendo suas exposições em plenário. A sentença estava redigida á 00:40 hora deste 30 de junho que o Coronel UBIRATAN naturalmente irá guardar para todo o resto de sua vida. A história do MASSACRE DO CARANDIRU, contudo, não terminou.

MARLENE entra de férias na E E "MARIA LEONE" -2o.COLEGIAL.

2 002    -   DOMINGO
MANCHETES DOS JORNAIS DESTE DOMINGO:-
AGORA - RIVALDO DIZ ADEUS. O atacante admitiu que a grande final de hoje, contra a ALEMANHA, deve ser a última vez em que ele veste a camisa da seleção brasileira num MUNDIAL. “Esta COPA do MUNDO tem uma importância especial para mim. É evidente que, pela minha idade, é a última COPA DO MUNDO”, disse RIVALDO, que terá 34 anos em 2006. Isso pode ter um lado bom. Se vencer a primeira COPA do século 21, a seleção provará sua hegemonia no futebol e soltará o grito entalado desde 1998 na garganta de RIVALDO e dos outros 170 milhões de brasileiros. A ALEMANHA, por sua vez, busca igualar os quatro títulos do adversário e antecipar o sonho de 2006, quando organizará o próximo MUNDIAL.
DIÁRIO DE SÃO PAULO – ACORDA, BRASIL! CHEGOU A HORA DO PENTA. O BRASIL vai parar quando a seleção entrar em campo para enfrentar a ALEMANHA, em YOKOHAMA, no JAPÃO, às 8:00 horas de hoje. Chegou a hora de o país do futebol brigar mais uma vez, pelo pentacampeonato mundial. As duas seleções, que nunca se enfrentaram em Mundiais, partem para a sua sétima decisão de COPA, sendo a terceira final consecutiva do BRASIL. O duelo é a grande chance de CAFU, ROBERTO CARLOS, RIVALDO e RONALDO têm para se redimir do fracasso na final do MUNDIAL de 1998, quando perderam para a FRANÇA por 3 a 0. Apontado como o grande favorito, o time do técnico LUIZ FELIPE SCOLARI é o único com 100% de aproveitamento no MUNDIAL DA CORÉIA-JAPÃO. Tem o ataque mais positivo, com 16 gols, e o artilheiro do torneio: RONALDO FENÔMENO, com seis gols. A ALEMANHA tem a melhor defesa, com apenas um gol sofrido, graças à grande forma do goleiro OLIVER KAHN. Ontem, na disputa do terceiro lugar, a TURQUIA levou a melhor ao derrotar a CORÉIA DO SUL por 3 a 2. Além disso, entrou para a história por ter marcado o gol mais rápido de todas as COPAS, com HAKAN SUKUR, aos 11 segundos.
O ESTADO DE SÃO PAULO- BRASIL PÁRA À ESPERA DO PENTA.
O BRASIL pára hoje para assistir às 8 horas a uma decisão aguardada há quase 50 anos, entre sua seleção e a da ALEMANHA. Quase nada funciona pela manhã. Até os horários dos cultos religiosos e das feiras livres, entre outros, serão alterados em todo o País. Tanto o BRASIL como a ALEMANHA são a lógica, em uma COPA marcada por decepções (ARGENTINA, FRANÇA e ITÁLIA) e por “zebras” (CORÉIA DO SUL, TURQUIA e SENEGAL). De um lado, o futebol brasileiro, caracterizado pela descontração e alegria, sem rígidos sistemas táticos e repleto de qualidade individual. Do outro, o europeu, com nível baixo de habilidade e improvisação, mas com um conjunto forte e disciplinado.
ASSISTO ESSE JOGO DECISIVO. Mas, somente aos 21:30 minutos do segundo tempo é que o BRASIL explode de alegria. RONALDO marca o gol brasileiro, derrotando o super goleiro OLIVER KHAN. Um barulho ensurdecedor de estouro de fogos de artifício no céu de GUARULHOS. Se a alegria dos brasileiros já era imensa, maior fica quando RONALDO marca pela segunda vez, aos 32 minutos. O ARTILHEIRO DA COPA, com oito gols, é o herói do PENTA nesta manhã. Com 2 a 0 o BRASIL lava a alma e faz esquecer o fracasso na FRANÇA. Tudo é festa para nós. O BRASIL EXPLODE DE CONTENTAMENTO. É uma NAÇÃO FELIZ. Nosso capitão, CAFU, emocionado, ergue a TAÇA DO PENTACAMPEONATO MUNDIAL, a exemplo de BELLINI em 1958, MAURO em 1962, CARLOS ALBERTO em 1970 e DUNGA, em 1994.
BRASIL: MARCOS; LÚCIO, ROQUE JÚNIOR e EDMÍLSON; CAFU, GILBERTO SILVA, KLÉBERSON, RONALDINHO GAÚCHO (JUNINHO PAULISTA) e ROBERTO CARLOS; RIVALDO e RONALDO (DENÍLSON).
ALEMANHA: KAHN; LINKE, RAMELOW, METZELDER, FRINGS e JEREMIES (ASAMOAH); SCHNEIDER, BODE (ZIEGE) e HAMANN; NEUVILLE e KLOSE (BIERHOLF).
Terminado o jogo, saio de casa e vou embarcar num ônibus que me leva até a estação do TUCURUVI. Sou o único passageiro no veículo até VILA GALVÃO. O motorista faz malabarismos para fugir das ruas bloqueadas pelos brasileiros guarulhenses. Automóveis com bandeiras, algumas exageradas, muita gente comemorando a vitória de nossa seleção, esse é o quadro que assisto neste domingo memorável para o BRASIL. A alegria acompanha os passageiros do metrô e, praticamente sem sentir o tempo passar, chego em POÁ, por volta das 13:30 horas. Encontro minha mãe nervosa pela minha demora e pela festa que ela não gosta. Acha que todos os torcedores são “vagabundos”. Ela está bem azeda nesta tarde. No entanto, aos 93 anos, não podemos mais questionar suas idéias e pontos de vista. RENATO, LEANDRO, FELIPE, MARIZETE, estão vibrando com a conquista do pentacampeonato mundial. Isso deixa dona ALICE mais irritada. Na hora do almoço chega dona MARIA DOS ANJOS – a LILICA – para passar algumas horas com minha mãe. Somente hoje é que vim saber o nome da LILICA. Aos oitenta anos, ela esquece dos fatos. Lembramos que hoje está completando dezenove anos do falecimento de seu irmão JUCA. Ela não se recorda mais disso.  
O RENATO leva-me até a estação de POÁ um pouco depois das 16 horas. As comemorações pela vitória de nossa seleção prosseguem e, em casa, pela televisão, vejo que a euforia é de norte a sul do BRASIL. Aqui em SÃO PAULO, o centro das comemorações é na AVENIDA PAULISTA.
No computador, registro os acontecimentos desta data e fatos ocorridos nos últimos oito dias de junho. Permaneço nisso até meia–noite.
  
O médium FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, mais conhecido como CHICO XAVIER, morreu nesta noite em sua casa, em UBERABA, no TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS, aos 92 anos. Ele foi encontrado desfalecido em seu quarto, por volta das 19:30 horas, pelo filho adotivo, EURÍPEDES HUMBERTO HIGINO DOS REIS. O médico da família, EURÍPEDES TAHAN, foi chamado, mas nada pôde fazer. A causa da morte foi uma parada cardíaca. O velório será no CENTRO ESPÍRITA CASA DA PRECE, também em UBERABA.
O médium era o mais conhecido espírita do País, tendo sido consultado por milhares de pessoas em busca de conforto espiritual, muitas delas famosas, ao longo de sua vida, dedicada especialmente aos mais carentes.

FALECEU o professor emérito de fisiologia da Universidade de SÃO PAULO, ALBERTO CARVALHO DA SILVA, aos 85 anos, em SÃO PAULO. Ele estava internado havia uma semana no Hospital Alemão OSWALDO CRUZ. Era presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e foi um dos fundadores e presidente da Fundação de Amparo à  Pesquisa  do  Estado  de  São  Paulo (FAPESP), entre 1984 e 1993. Era professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP desde 1994 e presidia a Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

A edição de hoje do JORNAL DA TARDE trazia uma entrevista com um dos fundadores da facção criminosa COMANDO VERMELHO na qual ele comentava as ações do PCC. Além disso, a USP fazia um projeto para instalar um campus no terreno da CASA DE DETENÇÃO, no CARANDIRU. Também era destaque uma reportagem que mostrava o futuro do técnico FELIPÃO após o jogo final da COPA DO JAPÃO.

2 003   :   -     SEGUNDA-FEIRA
O Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, DEPUTADO SIDNEY BERALDO, sentir-se-á honrado com sua presença na Sessão Solene com a finalidade de comemorar o “DIA DO BOMBEIRO” que, por solicitação do nobre Deputado UBIRATAN GUIMARÃES, será realizada no dia 30 DE JUNHO DE 2003, às 10 horas no Plenário “Presidente JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA”. 

Um ano atrás, um sábado, os fiéis se preparavam para ir ao GRUPO ESPÍRITA DA PRECE, fundado há 28 anos, em UBERABA, por CHICO XAVIER, para a reunião da noite. Ainda tinham a esperança de avistar o mestre, mesmo que de longe, ou de receber um aceno. Sabiam que ele estava fraco, mas não esperavam que no dia seguinte, quando o BRASIL conquistaria o pentacampeonato, ele partiria. Ficaram órfãos do homem caridoso e do médium excepcional. Até hoje, não encontraram um sucessor. Alguns ainda continuam freqüentando o GRUPO DA PRECE, mas hoje sobra lugar no espaço que, por muitos anos, chegou a ser disputado a tapas. A pequena UBERABA também viu o seu turismo despencar. O HOTEL CENTRAL, um dos mais importantes da cidade, por exemplo, registrou movimento 50% menor no último ano. Vários visitantes que vão ao mausoléu também passam pela casa onde CHICO morou. Hoje, a residência é museu e tudo continua como ele deixou. Estão lá as boinas, as perucas, as dentaduras, a máquina de escrever, as caixas de remédio. Os problemas de saúde sempre perseguiram CHICO. Ele repetiu na escola por crises respiratórias, retirou um tumor do calcanhar, operou de hérnia, teve dois infartos, sofria de angina, era cego do olho esquerdo, enxergava mal com o direito e tomava 18 remédios por dia.  O trabalho que fazia no GRUPO DA PRECE, de alimentar famílias carentes, também se mantém. Só a figura tranqüila, que curava doentes ao incorporar espíritos, psicografava livros e confortava mães que perderam seus filhos com mensagens dos céus, não está mais presente.
CHICO XAVIER morreu às 19:30 horas de 30 de junho de 2002 , aos 92 anos. Seu corpo foi velado por dois dias e 120 mil pessoas foram à despedida. A grande revelação viria seis meses depois, em um livro psicografado por CARLOS BACCELI. Ele seria a reencarnação de ALLAN KARDEC. Teria vindo à TERRA para pôr em prática e “sentir na própria pele” a doutrina desenvolvida e divulgada por ele na existência anterior. Para evitar fraudes, CHICO combinou um código secreto com três pessoas de sua confiança: o amigo EURÍPEDES VIEIRA; o filho adotivo, EURÍPEDES; e KÁTIA MARIA, sua companheira nos últimos anos de vida. Três informações deveriam constar da primeira mensagem enviada do além. Na tarde anterior a sua morte, CHICO confirmou o código com o médico e avisou: “VOCÊS SABERÃO QUEM SOU EU”.
 
O BRASIL amanheceu cheio de esperança no dia 30 de junho de 2002, por conta da presença da seleção em outra decisão de MUNDIAL – a terceira consecutiva desde 1994. A torcida encheu-se de orgulho, depois que RIVALDO, RONALDO & Cia tascaram 2 a 0 na ALEMANHA e fizeram a festa do PENTACAMPEONATO em YOKOHAMA. Um ano depois da conquista, ocorreram algumas mudanças no futebol do País – como o Estatuto do Torcedor e o rebaixamento de clubes tradicionais na SÉRIE A. Também muita coisa continuou igual – sufoco para reunir os melhores jogadores no time nacional e a permanência no poder dos cartolas de sempre são as mais evidentes. Depois da euforia do PENTA, a seleção voltou a ser maltratada pela CBF. FELIPÃO partiu para nova experiência, agora em PORTUGAL, e deixou para PARREIRA a responsabilidade de formar a equipe para 2006. O treinador do tetracampeonato encontrou os velhos problemas de outros tempos, como amistosos rentáveis para a entidade e patrocinadores; mas dificuldades para convocações. O descaso fez com que o País amargasse a humilhação de ser eliminado na primeira fase de um torneio fraco como a COPA DAS CONFEDERAÇÕES. LÚCIO, KLÉBERSON e RONALDINHO GAÚCHO foram os únicos titulares de um ano atrás que embarcaram nessa barca furada.  Já a CBF não muda. RICARDO TEIXEIRA está licenciado da presidência, ao mesmo tempo em que é praticamente certa sua reeleição. Em julho, o ex-genro de JOÃO HAVELANGE deverá ser confirmado no cargo que ocupa desde 1989.
 
LUCINDA e MARLENE estão atrapalhadas com dona ESMERALDA. Hoje, machucada pelo tombo levado ontem, não quer ou não pode levantar para ir ao banheiro. Tem de ser carregada pela mãe e pela neta. Queixa-se de dores. LUCINDA está estressada com os dez meses de permanência de sua mãe em nossa casa. Essa nova situação de dona ESMERALDA irá trazer muito mais trabalho para as duas e existe o perigo de, ao se mexer na cama, do jeito que está, possa a vir cair novamente, o que seria muito ruim.

Reunindo-me com os oficiais no MMDS, fico sabendo da viagem dos integrantes da nossa Entidade, que já chegaram à BAHIA e começarão hoje o estágio cujo período ainda não foi decidido. CRISTIANO traz a sua “noiva”, a FÁBIA, que se tornará mãe no mês de julho. Os dois estão deslumbrados com a chegada do bebê. Com isso, o capitão vai deixando o nosso convívio.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, apresento para dona CÉLIA o cronograma de atividades que preparei no final de semana para darmos um fim no problema dos ofícios de outorga da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA para NOVE DE JULHO. Com isso, passamos fax para o 8º DISTRITO NAVAL, IV COMAR e COMANDO MILITAR DO SUDESTE, resolvendo o problema dos militares. Telefono para o CORONEL MÁXIMO e peço a ele para entregar o ofício do TENENTE-CORONEL AVIADOR HÉLIO FERREIRA DA SILVA e para o TENENTE-CORONEL NAKAHARADA, encarregando-o de fazer a entrega do ofício de outorga da medalha para o Juiz de Direito da LAPA, FERNANDO ANTÔNIO GARCIA.
O CORONEL MENDES telefona-me de ATIBAIA. Ele transmite os nomes dos dois delegados de polícia: LUIZ CARLOS DOS SANTOS e JURANDIR CORREIA DE SANT´ANNA, escolhidos pelo delegado geral para serem condecorados no dia nove de julho. Passo esses nomes para a DAMCO, através da CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS.
Como havia sido combinado na segunda-feira passada, vou à Associação Comercial nesta tarde para uma reunião da Comissão Cívica e Cultural. Ali encontro o GIANNOCCARO e ele me diz que essa reunião foi transferida para amanhã face outra marcada pelo Presidente da Associação Comercial para esta tarde.  

A organização de milícias armadas nas fazendas e a previsão de conflito iminente no campo feita pela União Democrática Ruralista – UDR – não vai barrar as ações do Movimento dos SEM-TERRA – MST . Ontem, o presidente da UDR, LUIZ ANTÔNIO NABHAN GARCIA, afirmou que o conflito no campo está prestes a se “deflagrar” e cobrou uma “atitude repressiva” do governo em relação aos SEM-TERRA.

O novo Procurador-Geral da República, CLÁUDIO LEMOS FONTELES, tomou posse hoje no cargo comprometendo que sua administração ficará marcada pelo trabalho em equipe e combate à criminalidade organizada e sofisticada. Ele substituiu o ex-procurador geral da República, GERALDO BRINDEIRO, que ficou oito anos no principal posto de comandamento do Ministério Público Federal. Com 56 anos de idade, FONTELES está no Ministério Público Federal há 30 anos, vai à igreja, trabalha voluntariamente com dependentes de drogas, joga vôlei ou simplesmente gosta de ficar com a família.

Tentando fazer justiça com as próprias mãos e vingar a morte de um adolescente confundido com um ladrão, uma multidão com cerca de 1,5 mil pessoas depredou uma loja, queimou cinco motocicletas e um automóvel e enfrentou a polícia em distúrbios que começaram ao entardecer do domingo e só terminaram às 3:30 horas desta segunda-feira, em CAPÃO DA CANOA, no litoral do RIO GRANDE DO SUL. As forças de segurança só conseguiram conter a fúria das pessoas com a chegada de reforços das cidades de TORRES, a 60 km, e de PORTO ALEGRE a 140 km. Ao final do conflito, oito PMs e quatro policiais civis foram atendidos no hospital da cidade com ferimentos leves. A morte do adolescente, que comoveu a população de CAPÃO DA CANOA ocorreu na noite de sábado, dia 28. O comerciário DANIEL ROGER LOPES, de 25 anos, abriu o portão do pátio da revenda onde trabalha a três adolescentes que demonstravam interesse pelas motocicletas em exposição. Ao manuseá-las, LOPES derrubou uma delas. Os três jovens seguiram logo depois até o centro da cidade, onde jantaram. Temeroso de perder o emprego, LOPES ligou para os donos da loja avisando-os da ocorrência de uma tentativa de assalto. Os donos da revenda, CARLOS SATURNINO SOARES e seu filho CARLOS SATURNINO SOARES JÚNIOR, saíram em perseguição aos três jovens, quando eles voltavam para casa. Ao tentar escapar, CRISTIANO ALVES ANES, de 16 anos, foi atingido pelo veículo dos perseguidores e caiu de sua bicicleta. O menor foi agredido com um taco de beisebol. A agressão foi fatal, teve hemorragia intracraniana. Após o enterro do estudante, no final tarde de ontem, domingo, a população revoltada apedrejou a casa de SOARES e destruiu as instalações da revenda, além dos veículos expostos no pátio. Por segurança, o empresário e seus familiares saíram da cidade.

A Justiça aceitou denúncia de tortura feita pelo Ministério Público contra 13 PMs do GRADI – GRUPO DE REPRESSÃO E ANÁLISE AOS DELITOS DE INTOLERÂNCIA – o grupo de elite da Polícia Militar. A unidade foi responsável pela “OPERAÇÃO CASTELINHO”, em 5 de março de 2002, quando 12 homens supostamente ligados à facção criminosa PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL, foram executados em emboscada na estrada, próximo a SOROCABA, no Interior de SÃO PAULO. Os PMs são acusados de torturar os presos RONNY CLAY CHAVES, de 28 anos, e RUBENS LEÔNCIO PEREIRA, de 31, além da empresária NESCI VIDAL DA SILVA CORRÊA, de 40, e a filha dela, a autônoma MIRIAM VIDAL DA SILVA, de 22 anos. Entre os denunciados estão o TENENTE-CORONEL ROBERTO MANTOVAN, que na época era MAJOR e coordenador do GRADI, o TENENTE HENGUEL RICARDO PEREIRA, e o detento MARCOS MASSARI, colaborador do grupo. Os outros PMs acusados são soldados. A juíza DEBORAH CIOCCI, da 20ª Vara Criminal, aceitou a denúncia no dia 27 de junho e marcou os interrogatórios dos réus para o dia 30 de julho.

O PM SÉRGIO MUCCI, de 21 anos, que tentou assustar um colega que dormia e foi baleado dentro do alojamento da Polícia Militar, em SOROCABA, na última terça-feira, dia 25 de junho, acabou morrendo depois de ficar cinco dias em coma. Ele foi enterrado no domingo, dia 29. O colega de MUCCI pensou que se tratava de um assalto e o baleou no queixo e na coluna.

WALDYR PRUDENTE DE TOLEDO, presidente do JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO, morreu hoje, em SÃO PAULO, aos 77 anos, por insuficiência respiratória. Uma das principais figuras do turfe paulista, WALDYR foi internado dia 24 de junho na UTI do Hospital OSWALDO CRUZ, na capital, em razão de uma pneumonia alérgica. Respirava com a ajuda de aparelhos desde sábado, dia 28, quando seu estado de saúde se agravou. Proprietário e criador de cavalos há cerca de 50 anos, WALDYR era médico urologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de SÃO PAULO. Já havia sido presidente do JC entre os anos de 1987 e 1990. Foi eleito pela segunda vez em março de 2002, sucedendo ANTÔNIO GRISI FILHO. O corpo está sendo velado no salão LUIZ NAZARENO T. ASSUMPÇÃO, no JOCKEY CLUBE e será cremado amanhã no Crematório de VILA ALPINA.

PREMIADA a diretora BETSE DE PAULA com a comédia CELESTE E ESTRELA, no CINESUL 2003- Festival de Cinema e Vídeo Latino-Americano, que ocorreu no RIO e em SÃO PAULO.

O presidente da Comissão de Segurança da Assembléia do RIO DE JANEIRO, FLÁVIO BOLSONARO, anunciou que vai propor a cassação do deputado licenciado e secretário Estadual de ESPORTES, FRANCISCO CARVALHO, o CHIQUINHO DA MANGUEIRA, por envolvimento com o tráfico de drogas.

LICENCIADO o ministro da CULTURA, GILBERTO GIL, para fazer shows na EUROPA até 22 de julho. Nesse período, o secretário-executivo do Ministério, JUCA FERREIRA, o substituirá.
   
MORREU o comediante americano BUDDY HACKETT, aos 78 anos, apresentador de talk show e astro da série SE MEU FUSCA FALASSE, em 1968. Vítima de complicações causadas pelo diabetes, na CALIFÓRNIA.

FALECEU o músico HERBIE MANN, aos 73 anos, precursor da bossa nova nos EUA. MANN gravou discos ao lado de JOÃO GILBERTO e TOM JOBIM. Vítima de câncer na próstata.

A AUTORIDADE PALESTINA assumiu o controle das regiões autônomas da FAIXA DE GAZA hoje, um dia depois de as tropas de ISRAEL terem iniciado a retirada. A mudança faz parte do plano de paz, pela qual os palestinos se comprometem a não lançar ataques contra israelenses a partir dessas áreas. Novo avanço da tentativa de pacificação deverá ocorrer no dia 2 de julho: soldados de ISRAEL começarão a sair de BELÉM, na CISJORDÂNIA.

As forças americanas de ocupação no IRAQUE prenderam 180 pessoas em dois dias da OPERAÇÃO SERPENTE DO DESERTO, na tentativa de controlar a violência no País. Em FALUJA, reduto de aliados de SADDAM HUSSEIN, quatro iraquianos morreram hoje num atentado a bomba. Os EUA admitem que estão enfrentando uma verdadeira guerrilha. Foi anunciada a prisão do prefeito de NAJAF, cidade sagrada para os xiitas, a sudoeste de BAGDÁ, sob acusação de seqüestro e corrupção. O prefeito ABU HAYDAR ABDUL MUN´IM, um ex-coronel do Exército iraquiano, havia sido indicado ao cargo há menos de três meses pela própria administração anglo-americana no País. Além dele foram detidos 61 de seus assessores. O vice-prefeito, HAYDAR MAHDI MATTAR AL MAYALL, o substituirá até a eleição de um novo prefeito. 

Um avião militar caiu hoje em uma área residencial a sudoeste de ARGEL, na ARGÉLIA, deixando ao menos 17 mortos e cinco feridos. O avião de transporte C 130 HÉRCULES caiu sobre uma casa no bairro de BENI MERED, logo depois de decolar do aeroporto militar de BOUFARIK, 35 km da capital. Outras sete casas foram danificadas por destroços do avião ou pegaram fogo após vazamento de combustível.

ASSISTO na GLOBO o filme REGRAS DO JOGO, de 2000, dirigido por WILLIAM FRIEDKIN, com TOMMY LEE JONES, SAMUEL L. JACKSON, BEM KINGSLEY e GUY PEARCE. Quando a embaixada americana do IÊMEN é cercada por uma multidão de manifestantes, um coronel recebe a ordem de levar um esquadrão de soldados para o local, a fim de garantir a segurança. No entanto, dezenas de civis acabam sendo mortos e o coronel é levado à corte marcial sob a acusação de ter desrespeitado regras militares, por matar civis desarmados. As cenas de ação estão acima da média, graças principalmente ao sólido elenco. O único problema é o acentuado tom anti árabe, que desloca sua importância. O diretor FRIEDKIN teve grande sucesso nos anos 1970 com filmes como OPERAÇÃO FRANÇA (recebendo inclusive o OSCAR de melhor diretor) e O EXORCISTA.

30 DE JUNHO DE 2004   :   -    QUARTA-FEIRA
Às 9 horas em ponto, como estava combinado, encontro nas escadarias do QUARTEL DO COMANDO GERAL o Cel MENDES acompanhando a presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO, doutora NELLY CANDEIAS. Ela vai entregar ao Chefe do Gabinete do Cmt Geral, CORONEL MOYSÉS, um convite para a solenidade de 3 de julho, sábado, no IHGSP, quando será evocada a figura de JOSÉ CELESTINO BOURROUL, na inauguração da sala que levará o seu nome. A família fez uma doação magnífica ao Instituto, de quatro mil itens da coleção particular do falecido, sobre o Movimento Constitucionalista de 32. O Cel MOYSÉS está atarefado com os desdobramentos de um acidente de trânsito ocorrido ontem na CASTELLO BRANCO, onde perderam a vida três PMs de ARAÇATUBA. Eles vieram conduzindo uma escolta de presos a SÃO PAULO e já estavam retornando ao município vizinho, quando a viatura capotou violentamente.
Cumprida a missão com a doutora NELLY, o MENDES e eu vamos correr para entregar o ofício de outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA ao presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA, desembargador LUIZ ELIAS TÂMBARA, em audiência marcada para às 10:30 horas. Como chegamos meia hora antes, vamos visitar o Museu do Tribunal de Justiça, onde uma história deslumbrante se descortina perante nós. Mas o tempo era escasso para dedicarmos com mais atenção essa visita. No entanto, o Juiz Assessor da Presidência, CÉSAR LACERDA, fica conversando conosco durante mais de meia hora porque o presidente estava atarefadíssimo, principalmente tendo em vista a greve dos funcionários do Judiciário, desencadeada ontem. Também cumprimos essa missão e ainda achamos de levar o ofício de outorga da Medalha para o Procurador-Geral de Justiça de SÃO PAULO, doutor RODRIGO CÉSAR REBELLO FILHO, na RUA RIACHUELO. Ele não se encontra e, com a ajuda do TENENTE FARO, que ali trabalha há quatro anos, entregamos o documento para a chefe de gabinete do procurador. Agora, por volta do meio-dia, estamos mais sossegados. Vamos ao CORPO DE BOMBEIROS, onde o MENDES deixou o seu carro. Depois, bastante atrasado, vou almoçar com os oficiais no MMDS, que também já estão em fase de tomarem destino para seus afazeres da tarde.
Por volta das 14 horas, estamos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde ficamos aguardando a chegada do comandante do CPOR, TENENTE-CORONEL EB PAULO ROBERTO CARDOSO. Antes, um presidente irritado, nervoso ao extremo, fica nos dizendo, mais uma vez, que irá pedir demissão do cargo após o NOVE DE JULHO. Está amoladíssimo com o andamento do processo do restauro do Monumento-Mausoléu, cuja audiência de conciliação está marcada para a tarde de amanhã. Mas o que é pior, a Sociedade não tem dinheiro para pagar os seus funcionários. O tesoureiro não consegue resolver os problemas difíceis que estamos atravessando e o MMDC, em plena época de comemoração do 72º Aniversário do Movimento Constitucionalista, atravessa uma de suas piores fases.
Quase às 15 horas, chegam o GENERAL BUENO, o TENENTE-CORONEL CARDOSO e o CAPITÃO GOMES. O assunto é sobre a cerimônia de 5 de julho, como já estava agendado. No entanto, o GENERAL BUENO entra numa conversa sobre a época da ditadura militar dos fins dos anos 60 e da década de 70 e, depois, o Sr MARCONDES passa a contar a sua vida nos anos 30, que não acaba mais. Emocionado, chega a chorar ao lembrar das agruras da trincheira e dos sofrimentos daquela época. Mas também faz um desabafo sobre a situação crítica que a Sociedade vem passando, notadamente agora que estamos em vésperas de tomada de decisão da juíza que tem o processo movido por CARVALHOSA contra nós, em suas mãos. Sr. MARCONDES, com quase 92 anos, sofrendo com problemas particulares em sua casa, mostra que está estressado. Nessa reunião não era para acontecer isso. O tempo vai passando e, apressadamente, passamos então a desenvolver como será a solenidade de 5 de julho, começando por um café da manhã. Cento e quarenta alunos do CPOR trabalharam em cima de uma pesquisa sobre a revolução de 32. Os sete melhores trabalhos vão ser premiados, sendo que o primeiro colocado terá destaque na solenidade, sendo condecorado pelo presidente da Sociedade com a MEDALHA MMDC. O TENENTE-CORONEL CARDOSO coloca o CPOR à nossa disposição para quaisquer eventos e sua intenção é ajudar mesmo o MMDC. Isso vai até às 17 horas.       
Deixando a Sociedade, o MENDES vai me levar até a ARMÊNIA. Estamos amoladíssimos por uma situação muito desagradável. O GENERAL BUENO está “cobrando” a feitura do diploma da MEDALHA MMDC. O Sr MARCONDES concorda com isso porque é uma maneira da Sociedade obter recurso para pagamento de seus débitos, principalmente as contas com o VASCO e dona CÉLIA. Praticamente eles impuseram essa melindrosa situação nessa reunião. Mas achamos isso imoral. O MENDES ameaça deixar o cargo de Secretário das Medalhas após passar a data de NOVE DE JULHO. Caso o presidente peça demissão, como é idéia dele, o MENDES também não pretende assumir a presidência numa situação tão calamitosa. A Sociedade tem o seu lado bom, o de divulgar a história de 32, muito elogiada neste ano, talvez até mais do que em anos anteriores, mas por dentro estamos falidos, inclusive com os casos que se vêm arrastando desde que começou a história do restauro do Obelisco. Contrariados, vamos terminar esse mês de junho. Os primeiros dias de julho serão bastante difíceis, a começar do 1º de julho, com o problema da tal audiência de conciliação.        
Em GUARULHOS, descendo a AVENIDA TIRADENTES, observo a reforma total da igreja que fica quase na bifurcação dessa avenida com a BRIGADEIRO FARIA LIMA, muito antiga, cuja fachada está sendo modificada, com grandiosidade. Faz já algum tempo que essa reforma começou, com o auxílio da população guarulhense.
Desanuviando os pensamentos contrários, causados pelas atitudes do presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vamos encontrar no pequeno IAGO os motivos para alegria em família. Também os trabalhos no computador, nesta noite, ajudam a melhorar a imagem da vida.

Servidores estaduais fizeram hoje paralisação de 24 horas, reivindicando reajuste salarial. Participaram do movimento profissionais da área de saúde, transportes, segurança pública e educação. A estimativa de adesão da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado é de 300 mil servidores. O Governo do Estado informou, em nota oficial, que os serviços públicos não foram prejudicados, mas não forneceu sua estimativa de adesão. Para divulgar a greve de 24 horas, uma passeata saiu às 13 horas da PRAÇA DA SÉ e seguiu até a Secretaria Estadual da Fazenda, no Centro. As principais reivindicações dos servidores são reposição salarial (de junho de 1998 a maio de 2004), definição da data-base em 1º de maio, aumento do piso salarial, extensão e incorporação das gratificações, prêmios e bônus aos ativos e aposentados e aumento do auxílio alimentação. Com camisetas de sindicatos, faixas, bandeiras e adesivos, os servidores do Estado se concentraram na PRAÇA DA SÉ, na região central, para pressionar o governo por reajustes. Cruzes de madeira foram colocadas no chão, simbolizando os policiais que morreram no exercício da função.

O primeiro dia de greve dos funcionários do Judiciário no maior fórum da Capital, o JOÃO MENDES, no centro, foi marcado por incertezas. Por volta das 14 horas, boa parte das varas cíveis e da família estava funcionando. Porém, muitos cartórios da área cível estavam fechados, alguns deles com avisos de greve na porta. Nos corredores, advogados e clientes não sabiam se conseguiriam ser atendido durante o dia.

E PORTUGAL, enfim, chegou lá. Pela primeira vez na história, a seleção de futebol do país está na final de uma competição importante. Com uma atuação segura, o time de LUÍS FELIPE SCOLARI derrotou hoje a HOLANDA por 2 a 1 e se classificou para a decisão da EUROCOPA, contra o vencedor de REPÚBLICA TCHECA e GRÉCIA, que jogarão amanhã no PORTO. O astro FIGO foi o melhor em campo e recebeu um afago de FELIPÃO depois do jogo. Desde 1984, na FRANÇA, que o país sede não chegava à final da EUROCOPA.

Estava tudo ensaiado para o FLAMENGO comemorar nova façanha. A torcida estava pronta para levantar a poeira e voltar a participar da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. Mas deu tudo errado para os rubro-negros. O SANTO ANDRÉ agigantou-se dentro do MARACANÃ, venceu os anfitriões por 2 a 0 e faturou a COPA DO BRASIL, o maior título do clube em sua história. Os cariocas, mais de 70 mil no estádio, pareciam não acreditar no que tinha ocorrido.

RALF SCHUMACHER pode ter dado adeus a WILLIAMS. O piloto alemão ficará longe das pistas por pelo menos três meses e muito provavelmente não volte mais a competir este ano no MUNDIAL de F 1. Nos exames médicos depois do violento acidente que sofreu no GP dos EUA, no dia 20, ficou constatado que ele sofreu duas fraturas na região cervical da coluna. Em seu lugar, deverá entrar o piloto de testes espanhol MARC GENÉ, já a partir deste final de semana, no GP DA FRANÇA, em MAGNY COURS, pista que costuma ser muito boa para os carros da WILLIAMS. A WILLIAMS já estuda a possibilidade de contratar um novo piloto, caso RALF, que iria tentar a segunda vitória consecutiva na FRANÇA, não possa participar mais neste ano.

O presidente do PMDB, MICHEL TEMER, desistiu de ser candidato à prefeitura de SÃO PAULO para ser vice na chapa de LUIZA ERUNDINA. Com isso, ela terá mais tempo na propaganda gratuita.

Depois de pelo menos três dias de adiamentos, o PP confirmou hoje a escolha do vereador CURIATI JÚNIOR como vice do ex-prefeito PAULO MALUF na chapa que disputa as eleições deste ano. Aos 36 anos, CURIATI JÚNIOR é filiado ao mesmo partido que MALUF desde que tinha 18 anos e é filho do deputado estadual SALIM CURIATI, um malufista histórico.

O motoboy MARCOS ALVES NERES, de 20 anos, foi assassinado hoje com um tiro na cabeça pela policial militar ANA LÚCIA CRUZ, de 29 anos, que estava de folga. ANA LÚCIA disse que NERES tentou assaltá-la e que sua pistola disparou acidentalmente. Nenhuma arma foi encontrada com NERES, que não tinha antecedentes criminais. O pai dele, o motorista IRIS ALVES NERES, afirmou que o filho estava indo ao banco pagar uma conta. Ele suspeita que ANA LÚCIA e outro PM estavam fazendo “bico” para uma empresa. O crime aconteceu por volta das 11:30 horas na rua SÃO LEÔNIDAS, 194, em SANTO AMARO, zona sul. ANA LÚCIA, da 1ª Companhia do 9º BPMM, e o PM IVAN NASCIMENTO DA CUNHA, de 38 anos, lotado no Palácio do Governo, haviam ido até a empresa metalúrgica METALATEX para visitar um amigo. Lá, esse amigo teria pedido a eles que escoltassem o segurança RUBENS SANTANA DE OLIVEIRA até um banco BRADESCO para sacar quatorze mil reais. A dupla estava de folga e sem farda. Segundo o CAPITÃO DJALMA DE LIMA SANTOS, comandante da 1ª Companhia do 22º BPMM, o carro foi cercado por dois motoqueiros que teriam anunciado um assalto. NERES simulara estar armado e ANA LÚCIA sacou sua arma. NERES tentou desarmar a policial e foi atingido acidentalmente com um disparo na cabeça. O CORONEL PAULO CÉSAR MÁXIMO, da Corregedoria PM, disse que a conduta dos policiais e o fato de estarem ou não no “bico” serão investigados.

A estudante LUCIANA GONÇALVES DE NOVAES, 20 anos, vai receber uma indenização de 950 mil reais da Universidade ESTÁCIO DE SÁ, no RIO DE JANEIRO, por ter sido baleada dentro do campus universitário no início do ano passado. A decisão é do juiz da 40ª Vara Cível, ALEXANDRE MESQUITA, e foi divulgada na quarta-feira. A Universidade ESTÁCIO DE SÁ também terá de pagar o custo do tratamento de LUCIANA, que ficou tetraplégica, e pensão vitalícia mensal de um salário mínimo.

EMPOSSADO como ministro do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL o advogado EROS GRAU, gaúcho de VILA MARIA, professor de Direito da USP e da SORBONNE. O novo ministro ocupa a vaga deixada por MAURÍCIO CORRÊA, que se aposentou em maio. Em BRASÍLIA.

“Sou SADDAM HUSSEIN AL-MAJID, presidente da República do IRAQUE”. Com essas palavras, o ex-ditador se apresentou hoje ao juiz que o julgará por crimes contra a Humanidade, disse um funcionário do tribunal criado para julgá-lo. Em seguida, demonstrando desprezo pelas autoridades judiciais que foram ao local (não revelado) onde está preso para lhe entregar uma ordem de prisão. SADDAM se sentou numa cadeira, enquanto todos  permaneciam de pé. Amanhã ele deverá ser levado à presença do juiz, que formalizará as acusações, lendo-as diante dele. A audiência será gravada em vídeo, e o mundo poderá ver novamente o rosto do ex-ditador. O procedimento foi o primeiro passo da Justiça iraquiana para tirar a limpo décadas de repressão política no IRAQUE. SADDAM poderá ser condenado à morte, já que o governo interino –que tomou posse no dia 28 de junho– restabeleceu na lei de segurança dos anos 60 que prevê esta pena máxima, disse o presidente do IRAQUE, GHAZI AL-YAWAR. Onze ex-altos funcionários da ditadura também se apresentaram à Justiça.      

CONFIRMADO o noivado da cantora BRITNEY SPEARS com o bailarino KEVIN FEDERLINE. Em janeiro, BRITNEY esteve casada por 55 horas com seu amigo de infância JASON ALEXANDER. A cerimônia foi realizada em LAS VEGAS e anulada logo a seguir. A cantora está com uma aliança com um diamante de cinco quilates na mão esquerda e negou boatos de que estaria grávida.

30 DE JUNHO DE 2005   :    -   QUINTA-FEIRA
O Cel PM ROMEU TAKAMI MIZUTANI, Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a realização da Solenidade em homenagem aos Veteranos da Revolução Constitucionalista de 1932.
DATA: 30 de Junho de 2005
HORÁRIO: 07:30 horas
LOCAL: Av CONDESSA ELIZABETH ROBIANO, 750 – TATUAPÉ.

Por volta das 6:30 horas, estou defronte a estação ARMÊNIA, aguardando a chegada do GINO STRUFFALDI e do CORONEL MENDES. Isso acontece por volta das 7 horas. Vamos para o CFAP, onde, neste ano, será lembrado o Movimento Constitucionalista de 1932, agora com a comemoração dos 73 anos da revolução. Somos recepcionados pelo CORONEL MIZUTANI, comandante; seu subcmt,   ; major MACAMBYRA, Tenentes TASSI, LUCENA e outros. O TENENTE TASSI é nosso associado e foi ele que fez o elo de ligação entre o CFAP e o MMDC. Aproveito a sua presença para convidá-lo para ser o mestre de cerimônias na posse dos novos dirigentes da Sociedade, em 7 de julho. Os 670 cabos, alunos-sargentos, formam nesta manhã para assistir a uma das passagens mais importantes de nossa história, a comemoração do 73º Aniversário da Revolução de 32. Após a fala do GINO, que se apresenta como presidente eleito da Sociedade, há entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA a seis membros do CFAP. Em seguida temos o desfile em homenagem aos heróis de 32, representados pelo GINO e pelo futuro comandante do Exército Constitucionalista, ALENCAR THOMAZ, que se faz presente com sua senhora e seu filho. Outros veteranos também comparecem neste evento. Em seguida, participamos de um café da manhã e conversamos com os oficiais sobre o futuro da Sociedade.
Um fato lamentável aconteceu para O CORONEL MENDES e também para o CORONEL PAZELLI. Acaba de falecer o SIDNEY DE ALMEIDA. Foi vítima de um infarto fulminante. O corpo está no IML e irá para o Cemitério da PAZ, localizado no MORUMBI. Conversamos sobre esse fato no CFAP, sendo que o MENDES irá para o velório, tão logo fique livre dos compromissos desta manhã.
Não podemos permanecer mais tempo no CFAP porque está marcada uma reunião no QCG com o representante do cerimonial do Palácio, a fim de dirimir dúvidas sobre a solenidade de NOVE DE JULHO. O Dr CARLOS KENDI já é nosso conhecido há muitos anos. Reunidos no salão de reuniões com o coordenador do evento, CORONEL PM ELISEU LEITE DE MORAES, comandante da APMBB; MAJOR PM JEFFERSON, da 5ª EM/PM; CAPITÃO SUZUKI, da DAMCO e vários outros oficiais representando as unidades envolvidas nesta cerimônia. Vamos estudar todos os pontos duvidosos e isso nos leva até quase o meio-dia. O GINO diz algumas palavras para a TV CÂMARA e para a TV COMUNITÁRIA. Também explico, em rápidas palavras, o significado do NOVE DE JULHO para SÃO PAULO.
Deixamos o GINO no metrô TIRADENTES e vamos para o CCB, onde o MENDES deixa seu carro. Passamos pela agência do BANESPA. Depois, o meu colega vai cumprir o doloroso ato de assistir o enterro de SIDNEY DE ALMEIDA e eu compareço na reunião de oficiais do MMDS. Estão presentes hoje os nossos amigos ANT e FERNANDO.
Na AORRPM, na reunião costumeira das quintas-feiras, o CORONEL PM Ref HERMES CRUZ convida-me para falar sobre o Movimento Constitucionalista de 32. Faço isso em vinte minutos e termino a explanação lendo o artigo de JOÃO SCATIMBURGO sobre o TÚNEL NOVE DE JULHO.
Ainda passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde verifico os ofícios de outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA. Fico sabendo que o ROMAGNOLI levou o ofício de outorga da Medalha para o Prefeito JOSÉ SERRA.     

Em casa, atendo alguns telefonemas sobre a data de 9 de julho. O TENENTE MARCELO, da DAMCO, quer saber alguns detalhes relacionados com os diplomas dos agraciados com a Medalha CONSTITUCIONALISTA. SÍLVIO BARBOSA procura comigo o roteiro da solenidade que acontecerá no IBIRAPUERA. Depois, muito atrasado com a digitação dos principais fatos dos últimos dias, permaneço no computador até meia-noite.

O DIÁRIO OFICIAL DE 30 DE JUNHO DE 2005 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM VALDEMIR ANDRADE DE OLIVEIRA, da APMSSP. Nasceu em 15 de dezembro de 1955. Entrou para a PMESP em 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção a Major. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2003.
  
Em depoimento à CPI DOS CORREIOS, o deputado ROBERTO JEFFERSON deu hoje mais detalhes sobre sua acusação de que deputados recebiam pagamento mensal para apoiar o governo: segundo ele, o dinheiro do mensalão chegava ao Congresso em malas; depois que a propina foi denunciada, passou a ser paga numa agência do BANCO RURAL DE BRASÍLIA, num shopping. “Não sei se é paga no presente. Até bem pouco, sim”, disse. JEFFERSON sugeriu à CPI conferir “os recibos que o banco manda assinar”. E voltou a dizer que os petistas comandam corrupção maior do que a do empresário PAULO CÉSAR FARIAS no governo COLLOR. Pressionado pelo deputado HENRIQUE FONTANA, que o chamou de mentiroso, JEFFERSON citou o publicitário MARCOS VALÉRIO FERNANDES DE SOUZA, apontado como operador do mensalão: “Em todas as contas do PC FARIAS passaram 64 milhões de reais. Só nas contas de MARCOS VALÉRIO já passaram 45 milhões.
Três diretores de FURNAS caíram hoje após a denúncia do deputado ROBERTO JEFFERSON de desvio de dinheiro da estatal para o PT. Segundo ele, a estatal desviava 3 milhões de reais por mês. Em notas, o PT e a empresa negaram a acusação.

A Polícia Federal prendeu hoje 24 advogados e empresários acusados de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e falsificação de papéis por meio de empresas de fachada no URUGUAI. A operação foi feita em sete Estados; a maior parte das prisões ocorreu em SÃO PAULO. Hoje mesmo, o Ministério da Justiça baixou portaria definindo limites para buscas da PF em escritórios de advocacia.

Numa cerimônia prestigiada pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e pelo vice JOSÉ ALENCAR, o novo procurador-geral da República, ANTÔNIO FERNANDO DE SOUZA, tomou posse hoje prometendo trabalhar de forma independente. No entanto, SOUZA se mostrou cauteloso ao ser indagado pelos jornalistas sobre a forma como atuará nas investigações já abertas contra o presidente do BANCO CENTRAL, HENRIQUE MEIRELLES, e nas apurações sobre o mensalão. Apesar de ter desempenhado nos últimos dois anos o cargo de vice de seu antecessor, CLÁUDIO FONTELLES, SOUZA disse que não teve contato com as duas investigações.

SUZANE VON RICHTOFEN, 21 anos – autora confessa da morte dos pais, MANFRED e MARÍSIA RICHTHOFEN – continua distante da Capital e deverá permanecer assim por um bom tempo. Libertada ontem da prisão por decisão do Superior Tribunal de Justiça, ela saiu do Centro de Ressocialização Feminino de RIO CLARO e foi direto para a casa de parentes numa cidade do interior do Estado. A jovem vai ficar hospedada na residência de familiares da avó materna, LOURDES ABDALLA, 83 anos, até decidir onde viverá definitivamente. Foi para o Interior para escapar da imprensa e da censura dos amigos. Quando recebeu a notícia que deixaria a prisão, SUZANE não tinha planos do que fazer e nem de onde morar. Mesmo rompida com o tio, o ginecologista MIGUEL ABDALLA, SUZANE deverá viver às custas dele durante o período em que estiver em liberdade. ABDALLA não fala com SUZANE desde o dia 8 de novembro de 2002, data em que ela foi presa. O tio ficou chocado com a crueldade e frieza da sobrinha ao confessar, no DHPP que planejara a morte dos pais. “Minha sobrinha foi de um cinismo impar”, disse ABDALLA no dia da prisão. 

DENUNCIADO por abusar sexualmente de quatro crianças o padre DIVINO DE OLIVEIRA, de 50 anos, a oito anos e nove meses de prisão, em JURUAIA, interior de MINAS GERAIS.

O cantor RENNER, da dupla sertaneja RICKY e RENNER, foi condenado em SÃO PAULO a indenizar em 650 mil reais a família de LUÍS ANTÔNIO NUNES ACETTO, morto num acidente de trânsito causado pelo cantor em 2001. RENNER dirigia a 160 km/hora quando colidiu com a moto de ACETTO na cidade paulista de SANTA BÁRBARA D´OESTE. O motoqueiro e sua namorada morreram na hora. A ação movida pelos familiares da namorada de ACETTO ainda não foi julgada.

O PRÊMIO ROBERTO MARINHO – CULTURA DE PAZ - premiou, em sua primeira edição, que ocorreu nesta quinta-feira, o frade francês HENRI BURIN DE ROZIERS, integrante da PASTORAL DA TERRA, que dedica a vida à defesa dos SEM-TERRA e à luta contra o trabalho escravo no PARÁ, e o Instituto SOU DA PAZ, por suas ações de prevenção da violência com a polícia e jovens da periferia. A iniciativa é uma parceria da FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO com a UNESCO e tem a intenção de valorizar pessoas e instituições que se dedicam à luta contra a violência. A cerimônia foi realizada no auditório da Academia Brasileira de Letras e o prêmio foi entregue por dona LILY MARINHO, embaixadora da BOA VONTADE na UNESCO.

ANUNCIADA pela revista americana TIME a decisão de entregar à Justiça anotações do jornalista MATTHEW COOPER que revelariam suas fontes numa reportagem que, em 2003, trouxe à luz o nome de uma agente do serviço de inteligência do país – o que é crime nos EUA. Com isso, a revista rompe com um preceito do jornalismo, o direito à confidencialidade das fontes. A repórter JUDITH MILLER enfrenta o mesmo processo, mas o jornal THE NEW YORK TIMES, para o qual ela trabalha, criticou a decisão da TIME. Em WASHINGTON.

LEILOADO por 312.800 dólares, o roteiro do ator MARLON BRANDO no filme “O PODEROSO CHEFÃO”, superando o de CLARK GABLE em “...E O VENTO LEVOU”, vendido por 245 mil dólares em 1996. O roteiro estava repleto de anotações à mão sobre o personagem DOM CORLEONE. Outros itens do ator também foram leiloados. Na casa de leilões CHRISTIE´S, em NOVA YORK.
ANUNCIADO o casamento dos atores BEM AFFLECK e JENNIFER GARDNER, grávida de seu primeiro filho. O casal trabalhou junto no filme PEARL HARBOR. Em NOVA YORK.

WIMBLEDON perdeu sua mais bela rainha: MARIA SHARAPOVA teve o seu domínio nas quadras de grama terminado com a derrota para VENUS WILLIAMS. Acabou assim o sonho do bicampeonato. Foi um dos mais bonitos e disputados jogos dos últimos tempos. A tenista negra americana, que já ganhou o torneio – em 2000 e 2001 – ainda foi às finais dos dois anos seguintes, esteve especialmente motivada nesta semifinal diante da beldade russa. A outra semifinal foi suspensa por causa das chuvas, quando LINDSAY DAVENPORT liderava a partida diante de AMELIE MAURESMO.
 
2 006   :   -    SEXTA-FEIRA
O DIÁRIO OFICIAL publica o DECRETO N º 50.923
DECRETO N º 50.923,
DE 29 DE JUNHO DE 2006.

                          Dispõe sobre as atribuições dos órgãos de
                          administração estadual na  execução  das
                          atividades previstas no convênio celebrado
                          entre o Estado de São Paulo e o Município
                          de São  Paulo, objetivando  a  preservação,
                          manutenção, gestão, administração e guar-
                          da do Monumento  Mausoléu  ao  Soldado
                          Constitucionalista de 1932 e dá providências
                           correlatas.

CLÁUDIO LEMBO, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e considerando as cláusulas pactuadas no termo de convênio celebrado entre o Estado de São Paulo e o Município de São Paulo, com o escopo de definir atribuições dos partícipes relativamente à preservação, manutenção, gestão e administração e guarda do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, inclusive do Obelisco e da respectiva praça.

DECRETA:

Artigo 1º - A guarda permanente e o policiamento ostensivo do espaço público em que se situa o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, incluindo o respectivo Obelisco e a praça localizada entre as faixas de rolamento da Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao Parque do Ibirapuera, serão prestados pela Secretaria de Segurança Pública, por intermédio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, podendo, para tanto, contar com a colaboração da Guarda Civil Metropolitana, da Prefeitura de São Paulo, incumbindo-lhe manter a ordem e o respeito condizentes com as finalidades do Monumento.
Artido 2º - Caberá à Secretaria de Segurança Pública por intermédio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, observadas as normas legais e regulamentares estaduais e municipais, disciplinar a administração e a visitação pública ao Mausoléu.
Parágrafo único – Para consecução das ações previstas no “caput” deste artigo, a Polícia Militar de São Paulo contará com a participação e a colaboração da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Artigo 3º - A conservação e a restauração do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, quando necessária, competirá à Secretaria da Cultura, ouvidos os órgãos públicos estaduais e municipais competentes.
Artigo 4º - As festividades alusivas à comemoração da data do aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, preconizadas pelo artigo 284 da Constituição do Estado, ficarão a cargo da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que poderá contar com a colaboração da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com vista à realização de justa e condigna homenagem àqueles que tombaram em combate e aos que lutaram em prol da nobre causa constitucionalista.
Artigo 5º - As despesas decorrentes da execução deste decreto correrão à conta das dotações ordinárias previstas no Orçamento-Programa das respectivas Pastas.
Artigo 6º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
      Palácio dos Bandeirantes, 29 de junho de 2006      
      CLÁUDIO LEMBO
      João Batista Moraes de Andrade
       Secretário da Cultura
       Saulo de Castro Abreu Filho
       Secretário da Segurança Pública
       Rubens Lara
       Secretário-Chefe da Casa Civil
       Publicado na Casa Civil, aos 29 de junho de 2006.     
JORNAL “O ESTADO DE SÃO PAULO”, CADERNO CIDADES/METRÓPOLE PUBLICA:
CAMINHADA PELO 9 DE JULHO CHEGA A SÃO JOSÉ.
Trabalhadores e aposentados saíram de SANTA FÉ DO SUL e vão até CRUZEIRO.
Um grupo formado por 35 trabalhadores e aposentados passou pela Rodovia Presidente Dutra, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, ontem, como parte da Primeira Caminhada em Homenagem à Revolução Constitucionalista, comemorada no dia 9 de Julho.
A Caminhada – que teve início no dia 29 de Maio em SANTA FÉ DO SUL, na divisa com MATO GROSSO – deve terminar no município de CRUZEIRO, extremo leste do Estado, na data comemorativa. Serão 825 km a serem percorridos com muita disposição pelos aposentados, que levam bandeiras do Estado de SÃO PAULO.
“A gente tem um pouco de dor no pé, o tênis é velho, mas vamos seguindo. Eu puxo a fila”, divertia-se AGOSTINHO ARAÚJO DE SOUZA, de 70 anos, que carregava quatro bandeiras ao passar por SÃO JOSÉ.
Segundo o organizador da longa caminhada, ROBERTO GONÇALVES, a intenção é transformar o evento em uma marcha pela cidadania e resgatar a história paulista. “Os jovens nem sabem o que significou a data, a revolução, e por que SÃO PAULO travou esta luta sangrenta”.
A Revolução Constitucionalista de 1932, considerada a maior guerra civil brasileira, deixou 600 paulistas mortos durante três meses de batalha contra a ditadura do presidente GETÚLIO VARGAS. “Ninguém pode se esquecer da importância dessa data”, disse GONÇALVES. “Por esse motivo, caminhamos com muito empenho, sem cansaço”.
O percurso começou na divisa com MATO GROSSO DO SUL, porque, relembram os organizadores, o Estado – então parte do MATO GROSSO – foi o único a ficar do lado de SÃO PAULO durante o levante.
O grupo deve passar, ao todo, por 40 municípios. Em cada um, foram feitas ou estão programadas homenagens à iniciativa de preservar a história paulista. Em JACAREÍ, onde o grupo também esteve ontem, oficiais do Exército fizeram honras militares aos caminhantes e as crianças participaram de um trajeto da passeata, no perímetro urbano. Hoje, o grupo chega a CAÇAPAVA.

OBELISCO: CONVÊNIO PARA OBRA

Ainda sem o projeto executivo da obra, o governador CLÁUDIO LEMBO e o prefeito GILBERTO KASSAB assinaram ontem convênio para a restauração do Monumento ao Soldado Constitucionalista de 32 – mais conhecido como Obelisco do IBIRAPUERA.
O custo previsto da obra é de R$ 5 milhões e será financiado pelo Estado. “Também vamos colocar a Secretaria de Cultura nessa parceria, e a idéia é incluir o projeto na LEI ROUANET. E, se a iniciativa privada quiser ajudar, tudo bem”, declarou LEMBO.
“O monumento ainda é deles”, disse LEMBO, referindo-se à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que terá participação na organização dos eventos. Mas a manutenção será feita pela Polícia Militar. “Com a PM mantendo vamos ter policiamento garantido”, disse o comandante ANTONIO MENDES, vice-presidente da Sociedade dos veteranos. A Prefeitura ficará responsável pelos serviços de projeto paisagístico, limpeza e segurança da praça externa. Não há data para início das obras.
CAMILA RIGI

Um pouco mais cedo, por volta das 6:30 horas, estou chegando na ARMÊNIA. Meia hora depois chega o CORONEL MENDES. Vamos para PIRITUBA, onde, no CENTRO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS, será realizada uma solenidade comemorativa do 74º Aniversário do Movimento Constitucionalista. Somos recepcionados pelo CORONEL PM PAULO DE TARSO DIÓGENES, Comandante do CFSds, e seu sub-comandante, TENENTE-CORONEL PM CODELO (nosso conselheiro no MMDC). Os demais oficiais daquele Centro também nos cumprimentam. Logo chegam: presidente GINO STRUFFALDI, seu filho ALDO, TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS ARRUDA e outros convidados. Somos surpreendidos por uma magnífica apresentação dos alunos soldados nesta manhã fria, bem típica do inverno. O local onde está situado o Centro é algo deslumbrante. Faz muito lembrar o nosso antigo CFA (onde cursamos a Escola de Oficiais de 1959/1963). São momentos mágicos. O Comandante DIÓGENES faz questão de apresentar a tropa ao MMDC e seus representantes desfilam ao seu lado. Os pronunciamentos feitos nesta manhã por ele e pelo nosso presidente são dignos de figurar nos anais da história da nossa Sociedade. O CORONEL DIÓGENES faz questão de ler até o DECRETO da parceria Estado-Prefeitura e Sociedade Veteranos de 32-MMDC dando uma dimensão merecida para esse ato. GINO, PROFESSOR JOSÉ CARLOS, MENDES, ALDO e eu recebemos uma placa de bronze alusiva ao ato. Isso muito nos envaidece.
Depois somos conduzidos a uma sala que recebeu o nome de “SALA CORONEL PM RUBENS CASADO” (antigo comandante do Centro) e ali equipes de alunos-soldados apresentam seus trabalhos em vídeo, com imagens de 1932 e textos, alguns deles inéditos. Aí vem a grande surpresa. Um coral apresenta “PARIS BELFORT”, com a letra adequada em 1954, por ocasião do quarto centenário da cidade de SÃO PAULO e que muito escutei na minha adolescência. Durante os dez anos que pertenço ao MMDC sempre foi meu sonho ouvir cantado o hino dos combatentes de 32. Hoje isso é uma realidade. Os alunos soldados pesquisaram e conseguiram descobrir essa letra. Depois, o coral formado por eles, ensaiaram e deslumbraram os presentes com o canto. Tanta foi minha emoção que peço que o coral cante PARIS BELFORT no dia 7 de julho, durante o 52º Aniversário da Sede da Sociedade. O CORONEL DIÓGENES de pronto concordou. Homenageio aqui o TENENTE-CORONEL PM CODELO que tem se esforçado, durante anos, em levar a memória do Movimento Constitucionalista aos alunos soldados. Eles são o futuro da nossa Polícia Militar. Um acervo extraordinário está sendo montado no Centro. Hoje, na apresentação da exposição dos trabalhos deste ano, notamos dezenas de monografias, muito bem feitas, bem como cartazes e dizeres referentes à revolução de 1932.   
Após uma despedida custosa dos oficiais do CFSds, o CORONEL MENDES vai me deixar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Entro em contato com CARMELO e outros amigos para levar ao conhecimento deles, durante um almoço, o que vem acontecendo no MMDC. O MENDES vai para sua casa e, num telefonema triste e impactante, dá conhecimento do velório do nosso grande amigo CORONEL PM Ref PLÍNIO ANGANUZZI. Ele era conselheiro do MMDC e ultimamente vinha enfrentando problemas coronários. O MENDES vem para a Sociedade e apronta uma série de documentos alusivos à Medalha CONSTITUCIONALISTA, que será entregue, neste ano, em diversos lugares: 2º BPE, SANTO ANDRÉ, CPOR, CRUZEIRO e RIO DE JANEIRO. A notícia do enterro do CORONEL PM Ref PLÍNIO ANGANUZZI foi lhe transmitida como sendo às 17 horas. Por volta de 15:50 horas vamos para a CRUZ AZUL e, somos surpreendidos com a já realização da saída do corpo do nosso amigo, realizado às 16 horas e não ás 17. Isso para nós é frustrante, pois queríamos ver o ANGANUZZI pela última vez. Talvez até tenha sido melhor. Fica a imagem do amigo vivo, tal como ele era, gentil, amável, sempre tendo uma conversa simples e que agradava. ADEUS AMIGO ANGANUZZI, QUE DEUS O TENHA.
PLÍNIO ANGANUZZI nasceu em 26 de abril de 1932. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 26 de agosto de 1948. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1962. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1963; 1º Tenente – 24 de maio de 1966; Capitão – 23 de março de 1970; Major – 25 de janeiro de 1979; Tenente-Coronel – 15 de dezembro de 1983. Transferiu-se para a reserva em 31 de janeiro de 1984, alcançando a patente de CORONEL. Ele era conselheiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, honrando o nome de seu irmão mais velho, ELOY ANGANUZZI, que esteve na Revolução de 1932. Passou a maior parte de sua vida profissional no Regimento de Polícia Montada “NOVE DE JULHO”. 
Voltamos ainda à Sociedade. Atendemos o nosso novo associado, o Senhor PERVELHO, do jornal virtual O TIRA. Ele está divulgando nossos trabalhos em seu site. Passam das 18 horas quando deixamos o MMDC; o MENDES deixa-me na ARMÊNIA após convidar a nossa ida, amanhã, a OSASCO, onde participaremos da solenidade programada pelo Comandante do 2º BPE, TENENTE-CORONEL FALCÃO.

O advogado MARIO DE OLIVEIRA FILHO, um dos defensores de SUZANE VON RICHTHOFEN, abandonou o caso pouco antes do julgamento da acusada, marcado para dia 17 do mês. A decisão foi anunciada quinta-feira, no mesmo dia em que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) cassou a liminar que beneficiava a ré com prisão domiciliar e a mandou de volta à cadeia. OLIVEIRA JÚNIOR alega motivos “estritamente” pessoais. Ele assumiu o processo no início do ano, junto com o irmão MARIO SÉRGIO DE OLIVEIRA, que continua na equipe. Em tese, OLIVEIRA FILHO começou a se afastar do processo a partir de 17 de abril, quando SUZANNE deu entrevista ao programa “FANTÁSTICO” e teve a prisão preventiva decretada pela segunda vez. A saída dele ficou mais evidente quando a ré foi beneficiada pelo STJ com prisão domiciliar e o advogado MAURO OTÁVIO NACIF assumiu o comando da equipe.

O vereador VALDECI CÂNDIDO MORAES (PRP), conhecido como JESUS, foi assassinado na noite de quinta-feira em VIANA, no ESPÍRITO SANTO, e sepultado ontem. Ex-presidente da Câmara da cidade, VALDECI foi assassinado a mando do também vereador LAURO POUBEL, que foi preso ontem e confessou o crime à POLÍCIA.

O agrônomo LUÍS CARLOS GUEDES PINTO foi confirmado nesta sexta-feira pelo ministro da Coordenação Política, TARSO GENRO, como o novo ministro da Agricultura. GUEDES PINTO entra no lugar de ROBERTO RODRIGUES, que anunciou sua demissão na quarta-feira, dia 28. “Não haverá ruptura nos trabalhos do Ministério”, garantiu GENRO. O novo ministro é um técnico de confiança do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Publicamente, o ex-ministro RODRIGUES disse que saiu porque cumpriu sua missão. Nos bastidores, a sua saída não foi tão serena. RODRIGUES caiu porque estava em guerra com a política da equipe econômica – ele queria incentivos para a agricultura, redução de impostos e juros mais baixos. Há ainda outra razão: RODRIGUES se opunha a uma portaria que facilita as desapropriações de terra. Esse texto, que MIGUEL ROSSETTO deixou pronto ao sair da pasta do Desenvolvimento Agrário, estava na gaveta. Agora, com interesses eleitoreiros, LULA teria batido o martelo a favor da medida – de olho no apoio do MST.

Passados quatro anos da morte de CHICO XAVIER ele é lembrança viva na nossa sociedade. De onde viria a sua liderança? Afinal, não possuía beleza física, era mulato, pobre, tinha escolaridade primária e nunca desejou, por ele mesmo, liderar nada. Esse fato já havia chamado a atenção do sociólogo CÂNDIDO PROCÓPIO, que analisou, em entrevista concedida à Associação Médico-Espírita de SÃO PAULO, a liderança peculiar exercida pelo médium. Destacou, por exemplo, que CHICO atendia com carinho, sem distinção, a todos que o procuravam e beijava as mãos de quem beijava as dele, exercendo uma liderança religiosa diferente das outras. Afinal, era uma liderança calcada no despojamento e na humildade. De fato, CHICO XAVIER foi um líder diferente. Dizia CHICO “Eu sou grama, quando a grama morre, nasce outra no lugar”. Ou: “Sou um burrico que carrega documentos importantes”. Isso soava compreensível aos que o ouviam, porque era decorrência dos exemplos de sua própria vida, calcada na bondade e na humildade. Nele, não havia jactância pessoal ou laivos de personalismo. Em 75 anos de mediunidade, apertou a mão de milhões de pessoas. Serviu o quanto pode, gratuitamente, a ricos e pobres, deixando os frutos da venda dos livros psicografados aos mais carentes. Já são 428, contando os últimos, publicados após a sua partida para o mundo espiritual. Na verdade, CHICO nos deixou o protótipo do homem de bem para o terceiro milênio. Que seus exemplos nos inspirem a todos.

ALEMANHA e ARGENTINA fizeram um jogo de campeãs do mundo – tenso, nervoso, com divididas demais e pouca qualidade técnica. Depois do empate na prorrogação (1 a 1) e da vitória nos pênaltis (4 a 2) o técnico JÜRGEN KLINSMANN analisou que a preparação emocional fez a diferença. O argentino JOSÉ PEKERMAN pediu demissão.

LUCA TONI desencantou, marcou dois gols hoje e torcedores italianos já comparam sua trajetória à do ídolo PAOLO ROSSI, em 1982. Os 3 a 0 sobre a UCRÂNIA levaram a ITÁLIA à semifinal contra a ALEMANHA. Em jogos de COPA, os alemães nunca venceram os italianos.

Suspensa a participação no TOUR DE FRANCE de dois maiores favoritos da principal prova do ciclismo mundial. O italiano IVAN BASSO, segundo colocado no ano passado, e o alemão JAN ULLRICH estão sendo investigados por uso de doping na ESPANHA e foram suspensos por suas equipes. Em PARIS.

Nesta sexta-feira nasceu o filho do ator neozelandês RUSSEL CROWE e da sua mulher DANIELLE SPENCER, em SYDNEY, na AUSTRÁLIA. O bebê recebeu o nome de TENNYSON SPENCER CROWE.

2 007    :    -    SÁBADO

MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
COMANDO MILITAR DO SUDESTE
2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO

        O Ten Cel Ildefonso Bezerra Falcão Júnior, Comandante do Batalhão de Polícia do Exército, tem a honra de convidar V. Exª/ V. Sª e digníssima família para a Solenidade de Comemoração do 55º Aniversário desta Organização Militar e entrega do Braçal PE aos Recrutas incorporados no corrente ano, a se realizar no dia 30/06/07, às 10 horas. A fim de abrilhantar ainda mais a cerimônia, na mesma ocasião ensejaremos um almoço de confraternização aos convivas que nos prestigiaram com suas presenças.

UMA VEZ PE, SEMPRE PE!

Não gosto de sair de casa nos fins de semana. Hoje é uma exceção. CORONEL MENDES está me esperando na ARMÊNIA às 9 horas e deixo GUARULHOS por volta das 8 horas. O sábado está agradável para ir até OSASCO. Chegamos cedo no quartel que já se tornou conhecido nosso, face a várias solenidades que ali  assistimos. Até os soldados já sabem o nosso nome. MENDES está preocupado com os diplomas das medalhas que estão sendo entregues nesses dias, nos eventos comemorativos do JUBILEU DE DIAMANTE do Movimento de 1932. O TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR recepciona os seus convidados. Ali encontramos o diretor do jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, que faz questão de tirar fotografias do GINO STRUFFALDI (quando chegamos ele já estava no quartel, junto com o seu filho ALDO), do MENDES e do VENTURA.
O GENERAL-DE-DIVISÃO SÉRGIO LUIZ VAZ DA SILVA preside a solenidade. Em local de destaque estão: desembargador ARMANDO TOLEDO, VICE-ALMIRANTE TERENILTON SOUZA SANTOS, CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ (Comandante Geral da PMESP). Entre os que compareceram, notamos as presenças do CORONEL PM ALMIR ALBUQUERQUE; CORONEL JAIRO JUNQUEIRA (Presidente da Associação dos Ex-Combatentes da 2ª Grande Guerra), o CAPITÃO MARCELO (ajudante de ordens do Comandante Geral). WALLACE DE OLIVEIRA GUIRELLI, JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA, CORONEL PM Res HOLLIWOOD GARCIA MARINS; TENENTE-CORONEL PM DIAS (Cmt do 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”), TENENTE-CORONEL SANTIAGO, TENENTE-CORONEL SÉRGIO CÂMARA SAÚ (Cmt do 2º GACL – REGIMENTO DEODORO), Doutor GALDINO CUCHIARO, JOÃO CARLOS DIAS, e muitos outros, principalmente os componentes da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, que se tornaram nossos amigos, face os contatos que estamos tendo tido nestes dois últimos anos.
O TENENTE-CORONEL FALCÃO caprichou na solenidade de aniversário do 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO. A tropa recepciona as autoridades. São entregues diplomas aos amigos e colaboradores do 2º BPE (entre eles está o Professor ADILSON CÉZAR, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA). Após a entrega de medalhas, há os discursos do comandante e do general que representa o comandante do Exército Sudeste. A tropa desfila e depois as motocicletas da PE fazem uma magnífica exibição.
São entregues a MEDALHA “MARECHAL ZENÓBIO DA COSTA”, o diploma “AMIGO DO 2º BPE” e “PE ILUSTRE”. O TENENTE-CORONEL FALCÃO recebe a Comenda “ORDEM REAL DA ÁGUIA NEGRA”.
Conversamos com JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA sobre a realização da Assembléia Geral Eleitoral, que dará posse aos diretores do MMDC em 6 de julho, onde ele, presidente da Associação Paulista de Imprensa, é o anfitrião. Pedimos para que ele seja o responsável pelo cerimonial do evento. JB aceita o cargo, não só de responsável pelo cerimonial como a indicação que faço para que ele seja o novo diretor de Comunicação Social da Diretoria Executiva (recentemente o NACLÉRIO HOMEM pediu demissão do cargo que ele nunca conseguiu exercer).
O MENDES leva o GINO até o gabinete do comandante para que o presidente assine vários diplomas de Medalhas MMDC e CONSTITUCIONALISTA. Depois, deixamos o 2º BPE, quando o relógio marca mais de 12 horas. O GINO será entrevistado pela TV CULTURA, por volta das 14 horas, em sua residência.
Chego cansado em casa. Depois do almoço vou tirar uma soneca restauradora. Mais tarde, começo a tarefa de colocar em ordem as minhas memórias e os recortes de jornais atrasados. Isso me leva o resto do sábado.        

Hoje pela manhã faleceram EMÍLIO BATTISTELLA e FILOMENA CASALI BATTISTELLA. Ele, aos 93 anos. Horas depois, aos 90 anos, sua esposa. Empreendedor, ele fundou há 58 anos a primeira empresa do Conglomerado que hoje atua nas áreas florestal, de veículos pesados, geração de energia, distribuição e manutenção de equipamentos industriais. Os corpos estão sendo velados no Hospital Sírio-Libanês e serão trasladados amanhã para LAJES (SC), onde será celebrada e onde serão realizados os enterros.

Começou a funcionar hoje a estação ALTO DO IPIRANGA da linha 2 – VERDE – do metrô. Instalada na esquina da Avenida DOUTOR GENTIL DE MOURA com a Rua VISCONDE DE PIRAJÁ, na zona sul, ela receberá por dia, segundo a Companhia do Metropolitano de SÃO PAULO, cerca de 40 mil passageiros. O ALTO DO IPIRANGA é a terceira parada entregue pelo Estado desde o início da expansão da LINHA 2 VERDE, em março de 2004. A linha vai ligar a ZONA LESTE à OESTE. As duas primeiras estações foram a IMIGRANTES, aberta em abril de 2006, e a CHÁCARA KLABIN, um mês depois. “O próximo passo é entregar as paradas SACOMÃ, TAMANDUATEÍ e VILA PRUDENTE”, disse o governador. A estação SACOMÃ vai interligar o metrô ao EXPRESSO TIRADENTES (antigo FURA-FILA). A TAMANDUATEÍ fará o mesmo com a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que serve a região do ABC.

Seis rapazes com idades entre 15 e 21 anos foram enfileirados em uma parede e executados a tiros na VILA ALBERTINA, na zona norte de SÃO PAULO. O crime foi a sétima chacina registrada no ano na capital paulista. Parentes e moradores da região afirmaram desconfiar da participação de policiais militares nos homicídios.
Os seis rapazes e um homem e 39 anos – que sobreviveu ao ataque – estavam reunidos na sexta-feira à noite, com suas motocicletas estacionadas na altura do número 14 da Rua BITTENCOURT DA SILVA, na entrada da favela do MORRO DO PIOLHO.   
A comédia de erros em que se transformou o processo de investigação do presidente do Congresso, RENAN CALHEIROS, no Conselho de Ética do Senado, deixa claro o risco de que o Legislativo perca de vez a capacidade de para julgar os parlamentares. O espírito de corpo tem servido nos últimos tempos para proteger a maioria dos deputados e senadores da perda de mandato e provocar o descrédito em relação ao trabalho dos Conselhos de Ética das duas Casas.

Bravo e guerreiro PALMEIRAS. Medíocre e incompetente CORINTHIANS. No duelo em que todos apontavam o desfigurado time do PALESTRA ITÁLIA como presa fácil – e, conseqüentemente, o alvinegro como candidato à conquista de seu primeiro triunfo em clássicos no ano – a luta e a forte marcação verde prevaleceram. A vitória por 1 a 0 deu alívio ao ameaçado técnico CAIO JÚNIOR, que hoje soube neutralizar o rival.
O BOTAFOGO venceu de virada o FLUMINENSE, por 2 a 1, hoje à noite, na inauguração do Estádio Olímpico JOÃO HAVELANGE, o ENGENHÃO. Com o resultado, a equipe alvinegra segue na liderança isolada do Campeonato Brasileiro, com 20 pontos, oito a mais que o rival.

Não poderia ser mais decepcionante a estréia do BRASIL no Mundial Sub-20. O time foi derrotado por 1 a 0 pela fraquíssima POLÔNIA, que contou com apenas dez jogadores desde os 27 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro KROL foi expulso. A seleção brasileira mostrou-se desorganizada, sem jogadas ofensivas e muito mal escalada pelo técnico NELSON RODRIGUES. Ele preferiu deixar jogadores reconhecidamente talentosos, como o meia WILLIAN, o lateral-esquerdo MARCELO e o atacante CARLOS EDUARDO, no banco de reservas, optando por uma equipe mais cautelosa. No outro jogo no grupo do BRASIL, CORÉIA DO SUL e EUA empataram por 1 a 1. Pelo GRUPO E, dois empates em 0 a 0, entre a favorita ARGENTINA e REPÚBLICA CHECA e CORÉIA DO NORTE e PANAMÁ.

A VENEZUELA conseguiu a segunda vitória em suas participações na COPA AMÉRICA ao bater o PERU por 2 a 0, hoje à noite em SAN CRISTÓBAL. Na preliminar, o URUGUAI sofreu, mas conseguiu se reabilitar ao vencer a BOLÍVIA por 1 a 0 e manteve suas chances de classificação no GRUPO A, agora com três pontos.

Agora falta a vitória para confirmar o ressurgimento da FERRARI no campeonato. FELIPE MASSA estabeleceu hoje a pole position do GP DA FRANÇA, sétima da carreira, conforme os treinos de sexta-feira já sugeriam. Mas LEWIS HAMILTON, da McLAREN, líder do Mundial, mostrou que sua equipe está bem viva, ao registrar o segundo tempo, apenas 70 milésimos de segundo mais lento. A boa notícia para MASSA é que FERNANDO ALONSO, companheiro de HAMILTON, teve problemas no câmbio e largará em décimo. O terceiro será KIMI RAIKKONEN. No quarto lugar está ROBERT KUBICA. Em quinto, GIANCARLO FISICHELLA. Em sexto, HEIKKI KOVALAINEN. RUBINHO BARRICHELLO apenas ocupa o décimo-terceiro lugar.

A chuva castigou o dia em LONDRES, cancelando quase toda a rodada de WIMBLEDON. Apenas a russa MARIA SHARAPOVA e a francesa AMELIE MAURESMO conseguiram concluir seus duelos, com vitória de ambas. Já o espanhol RAFAEL NADAL nem chegou a entrar em quadra para enfrentar o sueco ROBIN SODERLING.
SHARAPOVA venceu a japonesa AI SUGIYAMA e deixou a quadra correndo porque estava incomodada com a chuva. MAURESMO venceu a italiana MARA SANTAGELO. Nas oitavas-de-final, MAURESMO aguarda a vencedora do duelo entre a tcheca NICOLE VAIDISOVA e a bielo-russa VICTORIA AZARENKA.

Pelo menos seis palestinos, incluindo um líder do grupo JIHAD ISLÂMICO, foram mortos hoje em dois ataques na FAIXA DE GAZA. O primeiro, que atingiu um veículo em KHAN YUNIS, matou três militantes. Quatro civis ficaram feridos, segundo funcionários da equipe de resgate. Horas depois, mais três palestinos morreram num ataque israelense a uma oficina de metais no campo de refugiados de MAGHAZI.

2 008     :       -    SEGUNDA-FEIRA
A VIDA NÃO DÁ NEM EMPRESTA; NÃO SE COMOVE NEM SE APIEDA....TUDO QUANTO ELA FAZ É RETRIBUIR E TRANSFERIR TUDO AQUILO QUE NÓS LHE OFERECEMOS.
                                                                    ALBERT EINSTEIN

Segundo o roteiro da III CAMINHADA NOVE DE JULHO, acontecerá hoje uma solenidade em ATIBAIA, por volta das 8 horas. Depois começa a caminhada de ATIBAIA a NAZARÉ PAULISTA, passando por BOM JESUS DOS PERDÕES.
LUCINDA demonstra preocupação nesta manhã. É que a caixa d´água apresentou um grande vazamento de água ontem à tarde. Parece que a bóia está arrebentada. Precisa arrumar alguém para consertar isso.
Vai-se aproximando o 9 de Julho, a data mais importante para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Teremos muito trabalho nessa semana que antecede a DATA MAGNA DE SÃO PAULO. Serão entrevistas que teremos de dar, bem como participações em eventos. Assim é que na Sociedade, assim que chego nesta manhã, há vários recados deixados pela MARINEI: grupos que querem participar do desfile de 9 de Julho; cartões de estacionamento que são procurados; mensagens eletrônicos para serem respondidas, enfim, tenho pouco tempo para resolver tudo isso. Está marcada para às 15 horas uma reunião da Comissão Cívica e Cultural, na Associação Comercial.
Um problema com um trem na estação LIBERDADE fez com que o Metrô reduzisse a velocidade da operação na linha entre o final da manhã e início da tarde. Por volta das 13:40 horas a situação é normalizada.
CORONEL MENDES passa pelo MMDC. Está encerrando a listagem dos recipiendários da Medalha Constitucionalista em 9 de Julho. A MARINEI vai já confeccionar os ofícios de outorga da Medalha. O MENDES ainda corre para o GRANDE ORIENTE, sendo que logo mais nós estaremos na Associação Comercial.
Almoço com: CARMELO, ALEMÃO, CRISTIANO, RAFAEL e DANILO às pressas. Tínhamos de discutir vários assuntos ligados aos últimos fatos envolvendo PMs, mas o tempo é escasso.
Na Associação Comercial, numa tarde magnífica, reúnem-se quase que todos os membros da Comissão Cívica e Cultural. GIONNOCCARO é o coordenador e VIVIANO FERRANTINI o secretário. Estão presentes: ELÓY GONÇALVES DE OLIVEIRA, FRANCES DE AZEVEDO, GIAMBATTISTA SERRA DI NERVI, GINO STRUFFALDI, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, JOSÉ GARRIS DEL VALLE, JORGE LUIZ DA COSTA, MAJOR PM Ref PICOLI, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, MILTON FERNANDES, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, VALDIR ABDALLAH, JOSÉ D´AMICO BAUAB (trouxe CLÁUDIA MARIA SODRÉ, da Associação VIVA O PACAEMBU).
Vários assuntos foram discutidos: as comemorações do 76º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 merecem destaque: dia 7, na Assembléia Legislativa e no Tribunal de Justiça; dia 9, no IBIRAPUERA. GINO diz que o GRUPO BANDEIRANTES DE COMUNICAÇÃO irá entrevistá-lo no próximo dia 8. É entregue o diploma da Medalha MMDC para o OG POZZOLI, que chega nesse momento. Também é entregue ao VALDIR ABDALLAH o ofício de outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA, que ele irá receber em 9 de Julho.
Outro assunto que volta à baila é sobre o “TÚNEL NOVE DE JULHO”. O coordenador GIANNOCCARO se propõe a ver isso junto à Câmara. Dou as explicações necessárias, relativas ao andamento do processo na Justiça. A ação está em 2ª Instância, sendo que ganhamos na 1ª Instância com a anulação do ato da então prefeita MARTA SUPLICY, que fez a grande besteira histórica de mudar o nome do túnel, erro que até agora permanece.
Fala-se muito em GUILHERME DE ALMEIDA. A ASSOCIAÇÃO VIVA O PACAEMBU quer seu nome a uma praça que fica perto da casa em que viveu. Muita gente fala sobre o poeta da revolução.
Também foi discutido o problema da AMAZÔNIA.
O MILTON devolve-me o livro “CRUZES PAULISTAS”, após fracassada a tentativa de ter a Associação Comercial como interessada na KHRONOPÉDIA. Ele ficou com esse livro durante meses. A idéia era reproduzi-lo no portal da FATESP.
Conto para a MARIA CECÍLIA a notícia da morte da minha prima NAIR, que foi sua colega de infância. Ela se surpreende com isso. Nada sabia sobre seu falecimento em 4 de junho.
Deixando a Associação Comercial, acompanho o GINO até a estação SÃO BENTO DO METRÔ.    

Caminhoneiros protestaram hoje contra as restrições impostas à circulação de caminhões e chegaram a bloquear o principal corredor de tráfego de SÃO PAULO. Cerca de cem veículos saíram de quatro pontos da cidade e se encontraram no Complexo do ANHEMBI, na zona norte. Os manifestantes bloquearam faixas das MARGINAIS DO PINHEIROS e do TIETÊ e complicaram o trânsito na capital, além de enfrentar a PM. À noite, no horário de pico, a TIETÊ chega a registrar sete quilômetros de congestionamento. Com isso, vou chegar tarde em casa. Um grupo formado por caçambeiros chegou a deitar no asfalto na pista central da marginal. A PM entrou em confronto com os manifestantes para liberar o trânsito e uma pessoa ficou ferida. Os manifestantes protestaram contra as regras da restrição à circulação de caminhões no centro expandido.

O juiz MARCELO GRANADO, da 7ª Vara Federal Criminal, acatou hoje a denúncia contra os onze militares envolvidos na morte de três jovens do MORRO DA PROVIDÊNCIA, em 14 de junho. Apesar de acusados por triplo homicídio, é possível que alguns sejam inocentados, “se não restar claro o dolo de matar, seja direto ou eventual”.

O procurador-geral do RIO, MARFAN VIEIRA, disse que o Ministério Público Estadual vai rever procedimentos de segurança de promotores, após o PM MARCOS PARREIRA DO CARMO, de 31 anos, ter matado DANIEL DUQUE, de 18 anos, quando saía da boate com PEDRO VELASCO, filho da promotora MÁRCIA VELASCO, para quem faz segurança há sete anos. O crime ocorreu no sábado, dia 28, durante briga em frente à boate BARONETTI, em IPANEMA.

A Polícia Rodoviária Federal prendeu 296 motoristas e multou 369 nos primeiros dez dias em vigor da LEI 11.705, a chamada lei seca. Somente durante a OPERAÇÃO GRAU ZERO, realizada nos 61 mil quilômetros de rodovias federais do País entre 21 horas de sexta-feira, dia 27 e 6 horas de hoje, 189 motoristas foram presos e 255 foram autuados. “É necessário que os motoristas  infratores comecem a ser punidos de forma rígida para servir de exemplo e diminuir  o número dessas infrações”, afirmou o INSPETOR ALEXANDRE CASTILHO, do comando da PRF, em BRASÍLIA. 

Recebo a seguinte mensagem de ALEXANDRE CASTILHO:
Caríssimo Cel. Ventura,
Infelizmente não pude comparecer na última visita de minha avó à associação em função de compromissos de trabalho, estava em Lima e hoje estou em Caracas. Mas agendei todos os meus compromissos com a idéia de estar presente nas cerimônias do dia 7 e 9 em São Paulo. Nada deste mundo me fará perder estes eventos. Vou elaborar em conjunto com a minha avó a ordem do dia e submeterei a sua apreciação o quanto antes. Sinta-se vontade para sugerir mudanças e correções.
Um grande abraço,
Alexandre
O promotor JÚLIO CÉSAR BOTELHO, de 45 anos, que trabalha na capital no Grupo de Proteção à Pessoa Portadora de Deficiência, foi flagrado pela Polícia Rodoviária Estadual sob acusação de estar dirigindo embriagado na rodovia ASSIS CHATEAUBRIAND, na zona rural de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Segundo a polícia, ele resistiu à abordagem, feriu levemente dois policiais rodoviários e teve de ser contido com jato de gás pimenta. O promotor foi algemado.

As roupas de grife deram lugar a calça jeans, camiseta e sandália rasteirinha. Vestida de forma simples a viúva da MEGA-SENA, ADRIANA ALMEIDA, deixou a prisão, hoje, lembrando os tempos em que era uma desconhecida cabeleireira do município de RIO BONITO, no Estado do RIO. Até que a Justiça decida o contrário, a viúva de RENNÉ SENNA aguardará pelo julgamento da morte do marido em casa, no distrito de LAVRAS, naquele município. Com semblante de alívio, ADRIANA saiu do presídio NELSON HUNGRIA, no Complexo de GERICINÓ, às 17:53 horas. Mostrando nervosismo, ela não quis falar com a imprensa.  

O juiz federal substituto DANILO ALMASI VIEIRA DOS SANTOS, da 10ª Vara Federal Cível de SÃO PAULO, revogou hoje a decisão que impedia o GRUPO ESTADO de publicar reportagem sobre possíveis irregularidades que estariam ocorrendo no Conselho Regional de Medicina do Estado (CREMESP).

A viúva de LUCIANO PAVAROTTI e as três filhas do primeiro casamento do tenor chegaram a um acordo sobre a divisão da herança dele, revelou a advogada ANNA MARIA BERNINI em entrevista publicada hoje pelo jornal “IL RESTO DEL CARLINO”, na ITÁLIA. De acordo com a advogada, a herança de PAVAROTTI, estimada em 200 milhões de euros entre dinheiro e bens (R$507,4 milhões) “foi dividida de maneira eqüitativa e compatível com os parâmetros legais”.
ANNA MARIA, que também é deputada, era advogada, junto com seu pai, GIÓRGIO BERNINI, do cantor italiano, morto na cidade de MODENA, em 6 de setembro de 2007, vítima de um câncer no pâncreas.

Se no lado feminino, o torneio de WIMBLEDON transformou-se num festival de surpresas, hoje com as eliminações também da número 3, JELENA JANKOVIC (que poderia terminar o campeonato como nova líder do ranking) e de SVETLANA KUZNETSOVA, entre os homens os dois principais favoritos avançaram com facilidade às quartas-de-final. ROGER FEDERER completou sua 63ª vitória consecutiva nas quadras de grama. O suíço bateu o australiano LLEYTON HEWITT.
Com o resultado, além de manter viva a esperança do 6º título seguido em LONDRES, garantiu por mais algumas semanas a posição de número 1 do mundo. Outro a se dar bem foi o espanhol RAFAEL NADAL, que assusta pelo impressionante domínio sobre rivais fortes em superfícies rápidas, como ocorreu hoje em que passou pelo russo MIKHAIL YOUZNHY. Nas quartas-de-final, FEDERER terá pela frente o croata MÁRIO ANCIC – o último a vencê-lo na grama, justamente em WIMBLEDON de 2002 – e que na rodada de hoje enfrentou uma maratona para superar FERNANDO VERDASCO.
NADAL, por sua vez, duelará contra o escocês ANDY MURRAY. Hoje, num embate épico, ele conquistou uma virada histórica sobre RICHARD GUASQUET.
No lado feminino, JANKOVIC não conseguiu recuperar-se de lesão no joelho e perdeu para a tailandesa TAMARINE TANASUGAM, enquanto KUZNETSOVA caiu diante da polonesa AGNISZKA RADWANSKA.O caminho está aberto agora para as irmãs WILLIAMS, que amanhã voltarão às quadras nas quartas-de-final. VENUS pega TANASUGAM e SERENA joga com RADWANSKA. A rodada ainda terá a surpreendente chinesa ZIE ZHANG diante de NICOLE VAIDISOVA e ELENA DEMENTIEVA com NÁDIA PETROVA.

Um tribunal de TEERÃ sentenciou à pena de morte um empresário iraniano acusado de ser um espião de ISRAEL e de ter repassado ao serviço secreto israelense, o MOSSAD, informações militares e sobre o programa nuclear da república islâmica, informou hoje a TV Estatal.
O iraniano foi identificado como ALI ASHTARI, um empresário de 45 anos que fornecia componentes eletrônicos ao Exército de IRÃ. ASHTARI, que enfrentava problemas financeiros, disse ter aceitado um empréstimo de 50 mil dólares de agentes israelenses, informou a agência iraniana FARS. ASHTARI foi preso em 2007, quando tentava “criar uma ligação” entre especialistas iranianos e agentes israelenses.
A condenação de ASHTARI foi divulgada em um momento de grande tensão entre os dois países e especulações de um possível ataque israelense contra as instalações nucleares do IRÃ.

Cerca de 10 mil pessoas atacaram prédios públicos e incendiaram viaturas da polícia em uma cidade do sudoeste da CHINA durante o fim de semana, em mais um caso de insatisfação popular contra o governo no período que antecede a Olimpíada de PEQUIM.
Os protestos foram provocados pela libertação de suspeitos de ter estuprado e assassinado uma garota de 16 anos no Condado de WEN´GA, na PROVÍNCIA DE GUIZHOU. Segundo a polícia, a adolescente cometeu suicídio jogando-se em um rio da cidade. Mas a população sustenta que as autoridades locais querem abafar o caso por causa da ligação dos acusados com chefes locais do Partido Comunista.
O descontentamento foi acentuado pelo espancamento do tio da adolescente por um grupo de capangas, depois que ele foi à polícia protestar contra a libertação dos suspeitos. Ferido gravemente, ele foi internado em um hospital local e, segundo algumas agências de notícias, acabou morrendo hoje à tarde, vítima  dos ferimentos.     

2 009      :      -   TERÇA-FEIRA
O Comandante, TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO L. TELHADA, do Primeiro Batalhão de Polícia de Choque “TOBIAS DE AGUIAR”, têm a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família para a Solenidade de Entrega de Láurea do Mérito Pessoal aos Policiais da ROTA e da Medalha do Cinqüentenário das Forças de Paz do Brasil.
30 de Junho de 2009
16:00 horas
BATALHÃO TOBIAS DE AGUIAR
Av TIRADENTES, 440 – LUZ/SP

Prezada Priscila.- O Coronel Ventura, Secretário da Sociedade MMDC, tem muita coisa de interesse da memória da Revolução de 32, podendo transmitir-lhe em pen-drive, Internet, ou outros meios.- O e-mail dele é celmario@gmail.com - e também mmdc.32@terra.com.br - O telefone do MMDC é 3105-8541, no qual pode encontrar-se o Coronel das 14h,30 às 17h,00 e é atendido pela Sra. Marinei das 9h00 às 17h,00, de segunda a sexta feira.- Lembro a promessa de enviar-me data e horário da transmissão da nossa entrevista no Mausoléu.- Cordialmente - Cap. Gino 
----- Original Message -----
PREZADA PRISCILA
O nosso museu "MARIA SOLDADO" tem amplo material sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. Ele se encontra situado no nosso núcleo da LAPA, cujo coordenador é o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, também Presidente da Comissão do Resgate da Memória da Revolução Constitucionalista. - Rua Duarte da Costa, 1246 - CITY LAPA - FONES: 3837 0566 e 3834 9450 (fax) -
                             CELULAR - 9608 7785
                             josecarlos@santoivo.com.br
Se você acessar "REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932" no google também irá encontrar farto material, inclusive imagens. No YOUTUBE você terá vários scripts, inclusive do nosso presidente declamando poesias e também cenários preparados pela nossa Escola de Formação de Soldados de Pirituba.
Também posso fornecer imagens que tenho em meu computador, caso você queira.   
2009/6/29 Priscila Cellino
- Mostrar texto das mensagens anteriores -
Prezado Coronel Ventura,
Meu nome é Priscila e sou repórter do Canal de São Paulo, da TVA. Consegui o seu contato por meio do Capitão Gino. Gostaria de saber se o senhor ou a Associação de Veteranos de 1932 possui alguma imagem, algum cartaz ou até mesmo algum vídeo que retrate a Revolução de 1932. Se possuir, de que forma posso ter acesso à esse material.
Agradeço desde já!
Atenciosamente,
Priscila Cellino Teixeira
priscila.cellino@bluetv.com.br
(11) 3032-1282

FORUM DOS LEITORES: O ESTADO DE SÃO PAULO
CARTA DE ROBERTO STAVALLE
“O mês de julho se aproxima. É um mês especial para os paulistas. No dia 5, a Revolução Tenentista de 1924 fará 85 anos. A revolta hoje pouco lembrada, foi travada na cidade de São Paulo, durante quase todo o mês de julho, e deixou dezenas de mortos e feridos. Oficiais do Exército, descontentes com o presidente ARTHUR BERNARDES e os abusos da velha República, e liderados pelo GENERAL ISIDORO DIAS LOPES, com a ajuda da então Força Pública do Estado de São Paulo – hoje Polícia Militar – além de ocuparem quartéis, repartições públicas, estações ferroviárias, correios e telégrafos, fizeram o governador CARLOS DE CAMPOS abandonar o Palácio dos CAMPOS ELÍSEOS para montar a contrarrevolução, lá dos lados do IPIRANGA. Os revolucionários montaram o seu quartel-general na Igreja de NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, no CAMBUCI, por causa da sua ótima posição topográfica, no alto de uma colina. De lá eles acompanhavam os movimentos das tropas legalistas, que chegavam do RIO DE JANEIRO e de MINAS GERAIS. Os legalistas fizeram da Estação VILA MATILDE o seu quartel-general. Os tenentistas perderam essa batalha, mas em 1930 levaram GETÚLIO VARGAS ao poder, por intermédio de outra revolução. Em 9 de Julho a Revolução Constitucionalista de 1932, contra o ditador GETÚLIO VARGAS, completará 77 anos de orgulho para um povo “que conduz, não é conduzido”. Perdemos a batalha, mas ganhamos a guerra – a Constituição de 1934. Salve os heróis do MMDC, abraçados aos soldados e civis que com eles jazem na cripta do Mausoléu aos Heróis de 1932 no Parque do IBIRAPUERA, sob o Obelisco, monumento glorioso, sempre alerta aos inimigos da real democracia.

Passo uma manhã difícil. Tenho enorme dificuldade para trabalhar no computador face problema nas vistas, que fica embaralhada, de uma hora para outra. Isso já aconteceu ontem também. A leitura dos jornais não pode ser feita. Mesmo assim procuro relatar alguma coisa em minhas memórias.
Chego tarde na Sociedade e encontro muita coisa para fazer. São alguns repórteres querendo informações das nossas atividades nos princípios de julho. O tempo para almoçar é escasso, mas dá para manter contato com COLOMBO.
Passo pela AORRPM para contactar com o PM JURANDIR, corneteiro antigo do 1º BPChq, a fim de dar o toque de silêncio durante a solenidade no Instituto de Engenharia, amanhã. Fica acertado buscá-lo por volta das 11 horas. Converso com o MAJOR PM CHICONELLO, TENENTE NASCIMENTO e outros oficiais que se encontravam na hora desse acerto.
Atendo o estudante DIEGO STAIBANO que está elaborando um trabalho sobre a imprensa na revolução constitucionalista. Mas, ao mesmo tempo, chega o CORONEL PM MENDES e quer conversar comigo sobre a entrega das medalhas no 9 de julho. Estou quase no horário de sair para ir a uma solenidade no 1º BPChq e chega uma senhora que mandou fazer uma urna e sofreu a interferência da soldado feminina IARA. Essa P Fem mandou a foto de uma urna errada para o carpinteiro e isso deu uma grande confusão. Já falei com a TENENTE-CORONEL Fem ´PM, chefe da 5ª EM/PM, justamente onde trabalha essa soldado. O MENDES irá para SANTOS onde presidirá a Comissão de Mestres Instalados na posse do Venerável Mestre Eleito da LOJA “AQUARIUS Nº 2721”, ORIENTE DE SANTOS, CORONEL PM LIBÊNCIO FREIXO.  
No metrô SÉ cruzo com os Coronéis PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO e da Reserva MANOEL ABISSI NOGUEIRA, que estão indo para o 1º BPChq. O TENENTE-CORONEL PM ADRIANO TELHADA está proporcionando uma solenidade de entrega de Medalhas da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU-SP. O Presidente WÁLTER MELLO DE VARGAS e o seu auxiliar MOACYR FORTE estão presentes, bem como dezenas de ex-combatentes das Forças de Paz, os famosos “BOINAS AZUIS”. O GINO já se encontra no palanque e a solenidade já começara quando cheguei.
A repórter GRAÇA, do SP NORTE quer conversar comigo e estava à minha espera. Há dias que ela vem tentando marcar uma hora para entrevistar alguns veteranos de 32. Marco com ela a cerimônia de amanhã, no Instituto de Engenharia, por volta das 12:30 horas.
GINO está acompanhado do nosso Diretor de Comunicação Social, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, e converso com eles no palanque. Recebo um telefonema, pelo celular do TRINDADE, do CAVALCANTE, do Instituto de Engenharia, a respeito do corneteiro JURANDIR.
Converso com o GENERAL FARO sobre a sua saída do NACIONAL CLUBE há algum tempo. Ele foi a alma daquele clube. Está com 90 anos e sentiu-se magoado nos últimos anos que trabalhou no NACIONAL CLUBE. Permaneço no 1º BPChq até quase 19 horas. O retorno para casa não é bom.
Recebo um telefonema do CORONEL PM Res ELIAS MILER DA SILVA, que trabalha com o deputado federal CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA. No dia 6 de julho, por volta das 10 horas, na Câmara Federal, o CORONEL PM PAES DE LIRA falará sobre os 77 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Quer ele que o GINO STRUFFALDI esteja presente, acompanhado de uma comitiva do MMDC. Tomado de surpresa, não posso confirmar a ida até BRASÍLIA, no momento da ligação telefônica. Faremos contatos virtuais, inclusive com o GBB para tentar viabilizar essa viagem.
30junho2009MILER
Caro Comandante, segue anexo a copia do  requerimento que foi aprovado para a sessão solene em homenagem ao movimento constitucionalista de 1932.
É de suma importância a participação do senhor e do presidente.
Peço, se possível, trazer a música para ser tocada, bem como se puder me enviar um filme de 2 minutos, mas preciso dele até quinta-feira.
è muito importante uma representação da entidades associativas. copm, corrpm, asspm, acspm.
Um abraço.
Cel Miler


REQUERIMENTO DE SESSÃO SOLENE
(Do Senhor Paes de Lira)

Requer a realização de Sessão Solene no dia 07 de julho de 2009, na Câmara Federal, em comemoração ao Movimento Constitucionalista de 1932.

Senhor Presidente,

Representando um décimo da composição da Câmara dos Deputados, requeremos a Vossa Excelência, com base no art. 68, caput, do Regimento Interno, e ouvido o Plenário, a convocação de sessão solene  para o dia 07 de julho, às 10 horas, como parte das comemorações especiais do Movimento Constitucionalista de 1932.


JUSTIFICAÇÃO

Nove de julho é o dia em que se comemora o Movimento Constitucionalista de 1932. O movimento está entre os maiores conflitos civis e um dos mais importantes acontecimentos políticos da história do Brasil.
Ocorrido em São Paulo, o movimento tentou impedir a continuação do governo provisório de Getúlio Vargas, instaurado em 1930. Os participantes exigiam uma nova Constituição e eleições presidenciais. Foram três meses de conflito.
No início de 1932, Getúlio tentou conter a pressão popular organizando uma comissão encarregada de elaborar um novo Código Eleitoral. Em fevereiro de 1932, o código foi publicado e o civil Pedro de Toledo foi nomeado interventor para o Estado de São Paulo. Em maio, Vargas marcou a data das eleições para dali a um ano.
As medidas não foram suficientes para conter o movimento e finalmente, em 9 de julho, o movimento ganhou as ruas da capital e do interior de São Paulo.
O movimento recebeu apoio de vários setores da sociedade paulista. Estudantes, intelectuais, políticos ligados à República Velha ou ao Partido Democrático pegaram em armas durante os três meses de luta.
O conflito armado não ficou restrito ao Estado de São Paulo, pois participaram o Mato Grosso, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul.
Os governos do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, a princípio simpáticos à constitucionalização, não quiseram enfrentar a força militar do governo federal. Sozinhos, os paulistas não conseguiram manter o movimento e assinaram rendição em outubro de 1932.
A revolta civil despertou o governo para a necessidade de acabar com o perfil revolucionário do regime. Isso acabou acontecendo em maio de 1933, quando foram realizadas eleições para a Assembléia Nacional Constituinte, que mais tarde elaboraria a Constituição de 1934.

Sala das Sessões, em                   de                   de     2009.


PAES DE LIRA
Deputado Federal
PTC-SP
30-06-2009 Mensagem mandada para o GINO, MENDES, CIAPINA, TOGNETTI, ROMAGNOLI.
MEUS AMIGOS      URGENTÍSSIMO
Estou repassando a mensagem que me enviou o CORONEL PM ELIAS MILER DA SILVA, após contato telefônico. Há possibilidade de organizarmos uma comitiva a fim de prestigiar o nosso deputado federal CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA? A idéia é embarcarmos por volta das 7 horas, em CUMBICA. Preciso de uma resposta urgente para outras medidas junto ao MILER.

O empresário OSCAR MARONI foi preso hoje na 5ª Vara Criminal de São Paulo, durante audiência do processo em que ele é réu sob as acusações de formação de quadrilha, exploração da prostituição, manutenção de prostíbulo e tráfico interno de seres humanos. MARONI, conhecido por ser proprietário da boate BAHAMAS, no CAMPO BELO, na zona sul da capital, teria voltado a agenciar mulheres para programas. Ele já havia tido a prisão decretada no mesmo processo em 2007, mas havia recebido o direito de responder às acusações em liberdade.
“Ele sempre cria novidades no caso”, afirmou o promotor JOSÉ CARLOS BLAT. Pediu que a nova prisão do empresário fosse decretada para a garantia da ordem pública e garantia da aplicação da lei penal. As provas de que MARONI teria voltado a trabalhar com prostituição foram obtidas durante três meses de investigações, depois que uma testemunha procurou o JORNAL DA BAND. Ela seria uma mulher que resolveu denunciar o empresário.
A audiência de hoje no processo durou cerca de cinco horas. MARONI nega as acusações e se diz inocente. “O juiz pôde analisar as gravações feitas pela testemunha e todos os demais fatos novos trazidos ao processo”, afirmou BLAT. De acordo com o promotor, “as provas eram irrefutáveis”. “Mesmo com o BAHAMAS fechado, ele continuava agenciando mulheres”, disse BLAT.
O empresário foi levado por policiais militares da sala de audiências do Fórum Criminal da BARRA FUNDA para uma cela do 23º Distrito Policial, em PERDIZES. Amanhã cedo, o empresário será levado ao 40º Distrito Policial, na zona norte da capital. Trata-se de uma cadeia reservada para presos que têm diploma de curso universitário. Da primeira vez em que esteve preso, MARONI provou que era formado em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista em 1978.
Em 2007, a Prefeitura interditou a boate BAHAMAS e o OSCAR´S HOTEL, construído ao custo de 30 milhões de dólares a 600 metros da cabeceira da pista do Aeroporto de CONGONHAS. A interdição ocorreu depois do acidente com um AIRBUS A-320 da TAM, que deixou 199 mortos, em 17 de junho. O hotel de 11 andares teria sido construído irregularmente pelo empresário – MARONI nega e diz que o prédio estava dentro da legislação.
O fechamento do hotel foi feito pelo prefeito GILBERTO KASSAB, a quem MARONI acusou de buscar promoção política – mais tarde, ele pediu desculpas ao prefeito. Nas eleições municipais do ano passado, MARONI saiu candidato a vereador, mas não conseguiu se eleger. O BAHAMAS e seu hotel permaneciam fechados. “O processo agora dependerá da perícia nas fitas com as gravações. Depois de concluí-la, nós passaremos às alegações finais da defesa e da acusação”, disse BLAT. Só depois disso é que o juiz dará sua sentença.

O comerciante BENEDITO ROBERTO LUGLI, de 55 anos, foi executado hoje pela manhã com um tiro na cabeça. Ele foi baleado por volta das 7 horas na Rua ROMA, na LAPA, em frente à loja de assistência técnica da família e a 30 metros de casa. Segundo testemunhas, o assassino saiu de um GOL prata, que era dirigido por um comparsa, e chamou a vítima pelo nome antes de atirar. O comerciante investigou a morte da filha por conta própria. A Polícia Feminina PATRÍCIA LUGLI, que tinha 31 anos, foi encontrada com uma corda no pescoço, no banheiro de uma loja de parafusos dos pais, na VILA LEOPOLDINA, em janeiro de 2008. A morte foi registrada como suicídio, mas a família acredita em assassinato.
O pai, inclusive, montou um dossiê sobre o caso. “Ele dizia que, se acontecesse algo, as coisas que ele sabia estariam registradas”, disse a auxiliar administrativa ROSILENE MARIA DA SILVA, que trabalhava com LUGLI. Para os familiares, as duas tragédias estão relacionadas. “Nós não acreditamos na tese de suicídio. Quem conhece a minha irmã sabe que ela não seria capaz disso. O meu pai morreu porque queria que a morte dela fosse esclarecida. Nós queremos que a justiça seja feita”, desabafou ROBERTO LUGLI, de 30 anos, filho do comerciante.
A morte de LUGLI será investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com a hipótese de vingança. O eletricista RENATO CAVANHA, de 38 anos, ex-marido da Polícia Feminina, será intimado para depor. Hoje à tarde, ele não foi localizado. Segundo a polícia, familiares disseram que CAVANHA estava fora da cidade.
O eletricista tinha um relacionamento conturbado com a ex-mulher, com três ocorrências policiais, registradas oito meses antes da morte de PATRÍCIA. Segundo familiares, CAVANHA se negava a deixar o filho de 11 anos com o avô, o que teria motivado os desentendimentos entre eles.

Os 14 senadores do DEM, o maior aliado dos peemedebistas, fecharam posição hoje a favor do afastamento de JOSÉ SARNEY da presidência do Senado. PDT, PSDB e três peemedebistas tomaram decisão semelhante, fazendo chegar a 36 (44% do total) o número de senadores contrários à permanência de SARNEY. Para evitar que JOSÉ AGRIPINO lhe comunicasse a decisão do DEM de abandoná-lo, SARNEY recusou-se a recebê-lo em seu gabinete. Os peemedebistas falaram em “traição” e emitiram nota de apoio ao senador. Ao final do dia, ele se apegou à manifestação de solidariedade do governo, levada à tribuna pela líder governista no Congresso, IDELI SALVATTI, e reagiu com uma nota: “A questão do afastamento nem sequer está em análise”. O PSDB sugeriu que ele cedesse a presidência a uma comissão que investigue as denúncias de irregularidades sob sua gestão, entre elas as de que permitiu privilégios a parentes. O PT, que não manifestou apoio total a SARNEY, fez proposta semelhante.

Morreu hoje pela manhã, aos 68 anos, a coreógrafa alemã PINA BAUSCH, a artista que dissolveu os limites entre teatro e dança, sem dúvida uma das mais importantes e influentes personalidades das artes cênicas no século XX. PINA, que faria 69 anos no dia 27 e viria ao BRASIL mais uma vez em setembro, morreu no hospital “de forma rápida e inesperada apenas cinco dias após ter recebido o diagnóstico de câncer”, informou URSULA POPP, a porta-voz do TANZTHEATER WUPPERTAL.

As semifinais femininas de WIMBLEDON já estão definidas, com dois duelos ESTADOS UNIDOS x RÚSSIA, que podem colocar mais uma vez as irmãs WILLIAMS frente a frente em uma final, como no ano passado. SERENA WILLIAMS enfrentará ELENA DEMENTIEVA e a irmã, VENUS, que defende o título no ALL ENGLAND CLUB, pega a número 1 do mundo, DINARA SAFINA.
DEMENTIEVA, que hoje venceu a italiana FRANCESCA SCHIAVONE, ainda não perdeu um set em WIMBLEDON neste ano. SERENA, que garantiu sua vaga na semifinal ao derrotar a bielo-russa VICTORIA AZARENKA, mostra modéstia ao dizer que ainda não é hora de pensar em uma revanche ou no quarto encontro com VENUS em uma decisão de WIMBLEDON – ganhou duas (2001 e 2003 e perdeu a última no ano passado). DINARA SAFINA venceu a alemã SABINE LISCKI e enfrenta VENUS, que hoje ganhou de AGNISZKA RADWANSKA.

No primeiro dia em mais de seis anos que cidades iraquianas se viram livres de tropas de combate dos EUA, um atentado num mercado de KIRKUK, no norte do IRAQUE, deixou pelo menos 32 mortos e 90 feridos. O ataque, atribuído a militantes islâmicos lígados à AL-QAEDA, reforçou temores de que o IRAQUE tenha de enfrentar uma nova onda de violência – desta vez, porém, sem o apoio das tropas americanas.
BAGDÁ havia marcado para hoje um feriado nacional, o DIA NACIONAL DE SOBERANIA, para marcar o início do período em que apenas iraquianos ficariam responsáveis pela segurança das cidades do país.Veículos da polícia e do Exército iraquiano foram decorados com papéis, bandeiras e cartazes coloridos, caixas de som tocavam o hino nacional e um grande desfile ocorreu na ZONA VERDE área superfortificada de BAGDÁ.

Uma menina de 14 anos foi encontrada viva hoje em meio aos destroços do avião que caiu horas antes no Oceano Índico, perto das ILHAS COMORES, na costa leste da ÁFRICA. Até a noite de hoje, a adolescente era a única sobrevivente entre as 153 pessoas que estavam a bordo do AIRBUS A-310, da YEMENIA, companhia aérea estatal do IÊMEN. A jovem está  internada em um hospital de MORONI, capital do arquipélago.
O vôo partiu de PARIS, fez escala em MARSELHA, na costa francesa, e pousou em SANAA, capital do IÊMEN. Lá, os passageiros trocaram de avião e embarcaram no AIRBUS A-310, que fez uma escala em DJIBUTI, antes de seguir para COMORES. Entre os passageiros, havia ao menos 66 franceses, além de canadenses, etíopes, marroquinos, iemenitas e palestinos.

Autoridades italianas disseram hoje que pelo menos 14 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas depois que 5 dos 14 vagões de um trem carregado com gás explodiram ao descarrilar na noite de segunda-feira na estação de VIAREGGIO, na Província de LUCCA, 350 km ao norte de ROMA.

2 010     :       -      QUARTA-FEIRA
a primeira visita do PAPA JOÃO PAULO II ao BRASIL começou em 30 de junho de 1980. KAROL WOJTYLA desceu em BRASÍLIA e beijou o solo, num gesto que entrou para a história. Ao recebê-lo, o presidente JOÃO FIGUEIREDO afirmou que o povo juntaria sua voz à do papa “para pedir as graças mais caras a todos: a paz, a concórdia e a solidariedade”. A partir daquele 30 de junho, 157 repórteres e 49 fotógrafos do jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” foram mobilizados exclusivamente em torno do papa. A operação resultou em edições especiais, distribuídas em 178 páginas, com 410 fotos e 757 reportagens.
Após dias de apreensão, o médico José Luiz Runco confirmou em coletiva nesta quarta-feira que Elano está fora diante da Holanda, sexta-feira, em confronto válido pelas quartas de final da Copa do Mundo da África. - Ontem (terça-feira), no momento em que ele forçou mais, se queixou novamente. Fizemos um exame de imagem e foi constatado um edema no osso, não é fratura. Ele não tem nenhum sinal de incapacidade, mas neste momento exige uma desaceleração - explicou. Abatido com a lesão no tornozelo direito, Elano demonstrou estar administrando bem a situação. Confiante na recuperação, o jogador segue esperançoso. Nessa hora peço força para Deus, rezo aos meus companheiros e sigo trabalhando. Eu sou muito otimista, já passei por tantas dificuldades na vida, esse momento é mais uma pedra no caminho. Estou machucado, mas posso melhorar. Não vou ficar me lamentando. Vamos tocar o pau para que tudo corra bem. Estou com a esperança de que tudo dará certo - afirmou. O meia, que voltou a sentir a entorse no tornozelo direito no treinamento desta terça-feira, terá uma preparação especial de sete dias. Sendo assim, o jogador será cortado da competição. - Isso (recuperação) pode levar alguns dias, algumas semanas e alguns meses. Ele vai ficar até o fim da semana fazendo trabalho físico. Eu conto com a ajuda do Papai do Céu nessa hora. O que a gente pode fazer é tratá-lo - finalizou Runco. Cabisbaixos, Elano e Runco deixaram a sala de imprensa antes do zagueiro Juan terminar de conceder entrevista.

Recebo uma mensagem do doutor SÉRGIO ELACHE. Comenta a cidade de CRUZEIRO.
Bom dia Cel. Mário,
Agradeço sua atenção e carinho, realmente acredito que esse trabalho tem um grande potencial de divulgar tanto a cidade de Cruzeiro no contexto da Revolução de 32 como o próprio conflito que foi um divisor de águas na democratização do Brasil.
Fiquei muito feliz ao me convidar para o evento dessa sexta em São Paulo, mas devido a compromissos assumidos não poderei comparecer.
Conheci o Sr. Gino Struffaldi aqui em Cruzeiro em 2006, quando tive a honra de receber uma medalha de suas mãos em reconhecimento á esse trabalho que propicia, dentre tantos outros idealizados por abnegados cidadãos, o resgate e valorização da memória da Revolução Constitucionalista de 1932.
 Em um próximo contato estarei enviando o trabalho via e-mail e também o andamento da propositura que está tramitando em Brasília.
Solicito ao amigo informações acerca da Caminhada Cívica Nove de Julho e se a mesma está ocorrendo nesse ano.
 Um grande abraço, fique com Deus.
Sérgio Elache, biomédico
(12) 31443019
Não ando bem de saúde. Um certo desânimo acompanha o meu estado de ânimo. No entanto, às vésperas de várias comemorações do 78º Aniversário do Movimento Constitucionalista, procuro dissipar esse véu de pessimismo atendendo as pessoas que nos procuram.
CORONEL MENDES está no MMDC neste começo de tarde. Ainda não concluiu a lista das autoridades que irão ser condecoradas com a Medalha CONSTITUCIONALISTA. A respeito de medalhas a MARINEI também é inquirida pelo CAPITÃO PM HERBERT, do núcleo “ROMÃO GOMES”, que pretende entregar medalhas neste mês. Há certos desacertos dada a fragilidade da nossa Sociedade. Apenas uma funcionária cria obstáculos imensos, pois ela é obrigada a fazer tudo, inclusive obrigações que não são delas e de diretores omissos.
Atendo dona MARIA LUÍZA num momento em que fico sozinho na Sociedade, porque a MARINEI vai até a 5ª EM/PM. Essa senhora é filha do combatente de 32 ALCINDO LOUREIRO MARQUES. Quer ela participar da solenidade de 9 de Julho e vem buscar o convite. Nesse momento chega o COLOMBO e o JOSÉ FARIA. Com isso pouca coisa posso fazer. Ainda atendo um telefonema do CORONEL PM PINHO, meu colega de Escola de Oficiais. Seu pai, também voluntário do movimento de 32, será imortalizado no 9 de Julho. O PINHO trará suas cinzas amanhã cedo. Comenta comigo a carta do PEDRO PAULO PENNA TRINDADE no “ESTADO”, criticando o cerceamento da duração do desfile civil.
O Professor Doutor JORGE MICHALANY, que irá assumir o comando do Exército Constitucionalista no 9 de Julho, mantém um contato telefônico comigo. Quer que eu lhe faça a minuta da Ordem do Dia que deverá ser lida assim que ele assumir o comando.
Telefona-me o advogado ROGÉRIO. Acaba de terminar a sua monografia sobre o Movimento Constitucionalista e deverá entregá-la ainda hoje na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), pois a data de encerramento do concurso termina nesta data.
Um telefonema da Rede GLOBO avisa que a matéria sobre o Monumento Mausoléu feita em casa na semana passada será apresentada no programa ANTENA PAULISTA, no próximo domingo, dia 4 de julho. Nossa funcionária irá avisar, pela Internet, os nossos associados.
Deixo a Sociedade, depois das 16 horas, com o COLOMBO e o FARIA. Este quer ir ao evento do 2º BPE, amanhã cedo, e combina o encontro na ARMÊNIA, por volta das 8:30 horas.

Em casa recebo um aviso que o debate sobre a Revolução Constitucionalista que fizemos há dias irá ao ar nesta noite, por volta das 21 horas. Aviso, por telefone, o GINO. Mais tarde, com a LUCINDA e o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR, assistimos o debate.

Funcionários da Universidade de São Paulo (USP) decidiram hoje encerrar a greve que já durava 57 dias. Eles aceitaram a proposta de acordo apresentada pela reitoria, que prevê o pagamento dos salários descontados pelos dias não trabalhados e novas reuniões para negociar aumento de 5% e melhoria de benefícios. A reitoria também se comprometeu a não punir os trabalhadores que se envolveram nas atividades de paralisação. Em troca, os grevistas prometeram repor o trabalho acumulado.

A construção de um túnel até a RODOVIA DOS IMIGRANTES e a remoção de 16 favelas do BROOKLIN, na zona sul da capital, não têm mais data para sair do papel. Uma auditoria do Tribunal de Contas do Municípios apontou 64 irregularidades na obra de 2,7 bilhões de reais, incluindo sobrepreço, alteração do projeto original e insuficiência de caixa. Já licitada em quatro lotes, a obra começaria em agosto. Mas, antes de homologar as empresas vencedoras do contrato, o governo precisa esclarecer ao tribunal por que transformou o projeto original de 2002, que era a construção de uma avenida de 400 metros ao custo de 900 milhões de reais, em um túnel de 2,7 quilômetros três vezes mais caro.  

O pedido de intervenção no DISTRITO FEDERAL foi rejeitado hoje pelo Supremo Tribunal Federal por sete votos a um. O relator do caso, ministro CÉZAR PELUSO, afirmou em seu voto que a “metástase da corrupção foi controlada por instituições”. Além de PELUSO, que também é presidente da Corte votaram contra o pedido de intervenção: GILMAR MENDES, RICARDO LEWANDOWSKI, CARMEM LÚCIA, JOSÉ ANTÔNIO TOFOLLI, MARCO AURÉLIO MELLO e CELSO MELLO.  O único que votou a favor da intervenção foi o ministro CARLOS AYRES BRITTO.

Após três meses de intensa negociação e a menos de 24 horas do fim do prazo para a escolha, DEM e PSDB decidiram lançar hoje o deputado ÍNDIO DA COSTA como vice na chapa de JOSÉ SERRA à Presidência, no lugar do senador tucano ÁLVARO DIAS. A indicação do deputado foi aprovada por aclamação, durante convenção nacional do DEM. A escolha surpreendeu tucanos que participaram, desde terça-feira, das três últimas reuniões com integrantes do DEM, em SÃO PAULO. Após bater o martelo com SERRA, o próprio presidente nacional do DEM, RODRIGO MAIA, admitiu que o nome de ÍNDIO DA COSTA nunca havia sido cogitado para o posto.  

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa irá chamar para depoimento pela quinta vez o advogado MIZAEL BISPO DE SOUZA, principal suspeito de ter matado a ex-namorada MÉRCIA NAKASHIMA, de 28 anos, de quem era sócio num escritório. Segundo o delegado ANTÔNIO DE OLIM, responsável pelo caso, SOUZA voltará à delegacia após ser entregue o laudo sobre a morte de MÉRCIA, encontrada em 11 de junho em uma represa de NAZARÉ PAULISTA, na região metropolitana, onde também estava seu carro, após estar 40 dias desaparecida. Ele irá analisar, com base nas provas, a possível prisão de MIZAEL.
De acordo com informações do site G1, a principal suspeita dos peritos do DHPP é de que a jovem tenha morrido afogada, após ter sido baleada ainda dentro do seu HONDA FIT prata, onde foram encontradas manchas de sangue, partes de osso e fragmentos metálicos, supostamente do tiro dado contra MÉRCIA. A suspeita de investigadores do DHPP é que MÉRCIA, após levar o tiro no queixo, tenha ficado desacordada e morrido afogada na represa, pois, segundo os familiares, não sabia nadar.
O carro de MÉRCIA supostamente foi empurrado na represa por quem lhe deu o tiro e estava sentado no banco do passageiro. MÉRCIA estaria na direção do seu HONDA FIT naquela hora.
MIZAEL conhecia a represa de NAZARÉ PAULISTA. Ele e MÉRCIA participaram de um almoço num sitio no local em março. A suspeita é de que, além do advogado, mais duas pessoas ajudaram no assassinato: o irmão dele e o segurança EVANDRO BEZERRA SILVA, de 38 anos, que teve a prisão decretada pela Justiça por faltar a um depoimento e está foragido.

Sai em até 30 dias o resultado do exame de DNA feito com o sangue achado no veículo do goleiro BRUNO, do FLAMENGO. Recolhidos pela polícia de MINAS GERAIS, os vestígios vão ser comparados com amostras de sangue de familiares de ELIZA SAMUDIO, o que determinará se o sangue encontrado é dela, que tentava provar na Justiça ser mãe de um filho de BRUNO.

O tráfico declarou guerra à presença da Tropa de Choque da Policia Militar em VICENTE DE CARVALHO, distrito do GUARUJÁ, onde ocorreram dez mortes em apenas quatro horas em 19 de abril, o estopim da onda de violência que resultou em 23 assassinatos em uma semana.
Hoje de madrugada criminosos incendiaram ônibus próximo à favela PRAINHA, em VICENTE DE CARVALHO, usando coquetéis Molotov. Segundo a Polícia Civil, ninguém se feriu. Antes de jogarem gasolina no interior do ônibus, dois criminosos com pistolas mandaram os passageiros descerem. O motorista viu outras seis pessoas participando do ataque.
O atentado seria represália à morte de dois traficantes na madrugada de segunda-feira, dia 28 de junho, na mesma favela, em ação pelo mar de PMs do Comando e Operações Especiais (COE) que se infiltraram em barco no Estuário de SANTOS, área litorânea em que o tráfico atua na PRAINHA. O COE foi recebido a tiros e revidou, matando dois suspeitos com tiros de fuzil calibre 5.56. A ação ocorreu por mar porque olheiros avisavam os criminosos quando policiais chegavam ela linha do trem. A PM apreendeu armas e drogas.
O novo Comandante da PM no GUARUJÁ, TENENTE-CORONEL PM MARCELO AFONSO PRADO diz que a ação pode ter sido represália à presença ostensiva da polícia.

Um dos criminosos mais conhecidos do país pela violência usada em seus crimes, FRANCISCO COSTA ROCHA, o CHICO PICADINHO, de 68 anos, está prestes a ganhar a liberdade. Hoje, ele foi trazido ao Fórum da BARRA FUNDA, na zona oeste, para submeter-se a exame de cessação de periculosidade no Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC). O laudo de avaliação, previsto para sair em 90 dias, servirá de subsídio para a Justiça decidir se ele tem ou não condições de retornar ao convívio social.
Ao todo, CHICO PICADINHO passou 42 anos preso por matar e esquartejar duas mulheres, em São Paulo. Ele já poderia ter sido libertado em 1998, quando cumpriu os 30 anos máximos de pena permitida pela legislação brasileira, mas o Ministério Público, com base em laudos psiquiátricos, conseguiu interditá-lo na Justiça Civil. O argumento dos promotores foi o de que CHICO é incapaz de se responsabilizar por seus atos e, se for solto, voltará a matar.    

Até os mitos, por vezes, enfrentam fases ruins. Hoje foi a vez de o lendário ROGER FEDERER ter seu dia de tenista comum. O maior de todos os tempos caiu justamente no torneio de que mais gosta e no qual figura há tempos entre os principais favoritos. Após oito anos, perdeu antes da final de WIMBLEDON – para o checo TOMAS BERDYCH. O ALL ENGLAND CLUB ficou em choque com a queda de um de seus mais queridos e admirados freqüentadores.
Depois da eliminação também nas quartas de final de ROLAND GARROS, é o segundo torneio de GRAND SLAM seguido do qual FEDERER fica pelo caminho antes da semifinal – logo ele, que detinha, antes de PARIS, recorde de 23 aparições consecutivas nessa rodada dos torneios mais importantes do tênis. Deixa WIMBLEDON antes do domingo decisivo, fato que havia ocorrido pela última vez apenas em 2002, quando foi derrotado pelo croata MARIO ANCIC ainda na primeira rodada.
RAFAEL NADAL, atual número um do mundo, passou por ROBIN SODERLING e enfrenta o britânico ANDY MURRAY, que bateu JO-WILFRIED TSONGA hoje.

Após uma maratona de quase 12 horas, 3 turnos, muita negociação secreta entre aliados e uma angustiante espera pela divulgação dos resultados, CHRISTIAN WULFF obteve 625 votos dos 1.242 membros da Assembléia Federal Alemã (2 a mais que o necessário), tornando-se o novo presidente da ALEMANHA. Mas o resultado foi interpretado como uma derrota da chanceler ÂNGELA MERKEL.
No sistema político alemão, o presidente tem a função de Chefe de Estado, um cargo de valor simbólico. Representante do Estado – e não do governo – ele evita se envolver diretamente nas disputas partidárias e busca agir de acordo com posições de consenso no BUNDESTAG (Parlamento). Na prática, cumpre tarefas apenas cerimoniais. 

2 011     :       -      QUINTA-FEIRA
Está chegando uma época de grandes atividades na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde todos os dias teremos eventos. Nesta manhã não consigo contato com a Internet e, com isso, deixo de ler as mensagens que me mandaram. Começa já amanhã com uma solenidade no 2º Batalhão de Polícia do Exercito, às 10:30 horas, na comemoração dos 59 anos da Unidade. O MENDES combina comigo para estarmos às 9 horas na Rua PEDRO VICENTE, para irmos até OSASCO, onde se situa o quartel.
Hoje estão prontos os diplomas de JAHU, já assinados por mim, uma vez que as medalhas naquele núcleo serão entregues no dia 9 e eu assumo a presidência no dia 7. Daqui para a frente vai ser assim. O MENDES ainda não resolveu o problema dos diplomas que deverão ser entregues na Solenidade do 79º Aniversário do Movimento Constitucionalista, no IBIRAPUERA.
Sai a sexta edição do “32 EM MOVIMENTO”, mas com erros. Entro em contato com a CAMILA, nossa Diretora de Comunicação Social, pedindo para consertar as falhas cometidas.
O futuro núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA já manda uma nova lista de entrega de medalhas para 25 de agosto. Serão entregues mais 32 medalhas naquela região.
Passo pela AOMESP e converso com o CORONEL PM NOGUEIRA. Ele quer que se crie um núcleo em SANTO ANDRÉ, com o seu amigo CAROLINO. Ambos são nossos associados. Também convido o Presidente, CORONEL PM JORGE GONÇALVES, para a minha posse no dia 7 de julho. Encontramos vários conhecidos naquele local. Almoço com COLOMBO, ALEMÃO, CRISTIANO, RAFAEL e OLIVEIRA.
Os bombeiros continuam pintando a fachada da Sociedade com uma cor amarela e retoques de vermelho. É um pedido que fiz para o Cmt dos Bombeiros, CORONEL PM NAVARRO, pois as paredes estavam pichadas e muito sujas. Tudo isso para que tenhamos a sede em condições de receber as visitas em seu 57º Aniversário.       

Segurança Pública
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resoluções de 30-6-2011
Classificando, em face de promoção: o Ten Cel PM 790016-3 José Afonso Adriano Filho, no DSA/CG; o Ten Cel PM 790906-3 Fernando Antônio de Oliveira Melo, na APMBB; o Ten Cel PM 801107-3 José Luiz de Souza, no 16º BPM/M; o Ten Cel PM 801847-2 Davi Del Bianco, no 51º BPM/M; o Ten Cel PM 810325-9 Armando César Guilherme, no 37º BPM/I; o Ten Cel PM 810330-5 Carlos Magno da Silva, na 2ª EM/PM, permanecendo na condição de adido ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11; o Ten Cel PM 810338-A Enéas Alberto de Carvalho, na DPCDH; o Ten Cel PM 810344-5 Glauco Silva de Carvalho, no CRPM, passando à condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, ao Gab Cmt G; o Ten Cel PM 810350-0 José Roberto Malaspina, no 13º BPM/I; o Ten Cel PM 810357-7 Luís Henrique Falconi, na DFP, cessando sua adição ao CIAF; o Ten Cel PM 810369-A Renato Botelho, no CPRv; o Ten Cel PM 810370-4 Ricardo Gambaroni, no CIPM, passando à condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, ao GRPAe; o Ten Cel PM 810375-5 Rogério Bernardes Duarte, no CCB; o Ten Cel PM 811917-1 Francisco Alberto Aires Mesquita, na 4ª EM/PM; o Ten Cel PM 812458-2 Wilson de Oliveira Leite, no 17º GB; o Ten Cel PM 812501-5 Audi Anastácio Felix, na 1ª EM/PM; o Ten Cel PM 822282-7 Antônio Carlos Loriano, no 53º BPM/I; o Ten Cel PM 822288-6 Augusto Francisco Cação, no 5º BPRv; o Ten Cel PM 822289-4 Azor Lopes da Silva Junior, no 4º BPAmb; o Ten Cel PM 822291-6 Benedito Pereira Costa Júnior, no 47º BPM/I; o Ten Cel PM 822292-4 Benjamin Francisco Neto, no 1º BPAmb; o Ten Cel PM 822306-8 Didier Pires da Silva Filho, no CPI-5; o Ten Cel PM 822310-6 Edison Ferreira Pinto, na DEC; o Ten Cel PM 822315-7 Eduardo Agrella Carvalho, no 46º BPM/M; o Ten Cel PM 822325-4 Frank Yukio Fukui, na D Tel; o Ten Cel PM 822329-7 Heitor José Frare, no CPM; o Ten Cel PM 822335-1 Ivano Pedro Rodrigues Filho, no 52º BPM/I; o Ten Cel PM 822343-2 José Antonio Senaubar, na Correg PM; o Ten Cel PM 822346-7 José Balestiero Filho, no 3º BPChq; o Ten Cel PM 822347-5 José Francisco Braga, no 17º BPM/M; o Ten Cel PM 822349-1 José Giffoni Fonseca, no CPI-1; o Ten Cel PM 822359-9 Luis Ricardo Benato, no 27º BPM/M; o Ten Cel PM 822368-8 Marco Aurélio Alves Pinto, na C Mil; o Ten Cel PM 822369-6
Marcos Antonio Rangel Torres, no 21º BPM/M; o Ten Cel PM 822373-4 Marcos Mungo, no CPD; o Ten Cel PM 822374-2 Mario Luiz Gabellini, no 15º BPM/I; o Ten Cel PM 822375-A Mario Ytiro Yamakawa, no CIAF; o Ten Cel PM 822381-5 Minoru Iamashita, no 4º GB; o Ten Cel PM 822387-4 Otacílio José de Souza, no CPI-2; o Ten Cel PM 822389-A Paulo Sérgio dos Santos, no CIPM; o Ten Cel PM 822395-5 Reginaldo de Souza Braga, no 27º BPM/I; o Ten Cel PM 822396-3 Renato de Almeida Rezende, no 36º BPM/M; o Ten Cel PM 822398-0 Renato Pereira Conceição, no 45º BPM/M; o Ten Cel PM 822404-8 Roberto Xerez, no 45º BPM/I; o Ten Cel PM 822416-1 Ulisses Puosso, no CPC; o Ten Cel PM 822427-7 Wilson Carlos Braz, no 2º BPM/I; o Ten Cel PM 822565-6 Cesário Lange da Silva Pires Júnior, no 44º BPM/M; a Ten Cel PM 830177-8 Rosimeire Aparecida Soler da Silva Montagner, no 2º BPTran; o Ten Cel PM 830571-4 Carlos Eduardo Falconi, na APMPGJ, passando à condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, ao GRPAe; o Ten Cel PM 830590-A João Alfredo Grodzicki, no CSM/MM; o Maj PM 801556-2 Edernald Arrison de Souza, no 5º GB; o Maj PM 802559-2 Wilson Marcos Guarnieri, no CPA/M-8; o Maj PM 813317-4 Carlos Alberto Bussinger Carreira, no 50º BPM/M; o Maj PM 813939-3 Odair Alias, no 35º BPM/I; o Maj PM 822259-2 Paulo Roberto de Oliveira Bromerchenkel, no 1º BPAmb; o Maj PM 823052-8 Washington Luís Ribeiro Passos, no 35º BPM/M; o Maj PM 823482-5 Alexandre Gaspar Gasparian, no 2º BPChq; o Maj PM 830558-7 Rodnei Costa do Espírito Santo, no 23º BPM/M; o Maj PM 831359-8 Ricardo Garcia Salem, no CCB; o Maj PM 831504-3 Hervem Hudson Bozello, na BRPAe Campinas; o Maj PM 832390-9 Miguel Angelo Minozzi, no 2º BPRv; o Maj PM 840042-3 José do Carmo Garcia, no CPC; o Maj PM 840138-1 Alcides Dias Correa Neto, no 32º BPM/M; o Maj PM 840871-8 Décio José Aguiar Leão, no EM/E-Coord Op PM; o Maj PM 840872-6 Dover Eduardo Agassi de Oliveira, na DFP; o Maj PM 840892-A Lideraldo da Silva, no 37º BPM/I; o Maj PM 840893-9 Luís Alberto Irikura, no 19º BPM/I, a contar de 26/5/11; o Maj PM 840918-8 Roberto Lago, no CCB; o Maj PM 840930-7 Sugar Ray Robson Gomes, no 31º BPM/I; o Maj PM 841392-4 Cláudio Alexandre Cubas de Almeida, no GRPAe, passando à condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, à APMTCE; o Maj PM 841395-9 Júlio César Freitas Parruca, no 40º BPM/M; o Maj PM 852001-1 Alberto Malfi Sardilli, na C Mil; o Maj PM 852015-1 Carlos Calciolari, no 27º BPM/M; o Maj PM 852026-7 Claudinei Pereira, no 45º BPM/M; o Maj PM 852027-5 Cláudio César de Oliveira, no 16º BPM/I; o Maj PM 852028-3 Cláudio Perpetuo Cândido, no CBM; o Maj PM 852032-1 Douglas Vieira Machado, no 4º BPAmb; o Maj PM 852034-8 Edenilson Accarini, no 11º BPM/M; o Maj PM 852039-9 Eduardo Alexandre Beni, na BRPAe Praia Grande; o Maj PM 852043-7 Euclides Vieira, no 8º BPM/I; o Maj PM 852057-7 Itayre Perez Ferraz, no 41º BPM/M; o Maj PM 852059-3 Jean Charles Zanato, no 51º BPM/I; o Maj PM 852061-5 João Alves Diniz Neto, no 29º BPM/I; o Maj PM 852065-8 José Eduardo Stanelis de Aquino, no 3º GB; o Maj PM 852067-4 José Roberto Rosas Júnior, no CPM; o Maj PM 852068-2 Joselito Sarmento de Oliveira Júnior, no 1º BPTran; o Maj PM 852069-A Júlio César Silva Brito, no 24º BPM/I; o Maj PM 852078-0 Luiz Rubens Pinto de Carvalho Júnior, no 4º BPRv; o Maj PM 852084-4 Marcelo José Rabello Vianna, no 2º BPTran; o Maj PM 852092-5 Marco Antônio de Jesus Garcia, na 1ª EM/PM; o Maj PM 852094-1 Marcus Vinícius Valério, no CSM/MM; o Maj PM 852100-0 Nelson Guilharducci, no EM/E-Sec Com; o Maj PM 852117-4 Rommel Camacho Lopes, no 30º BPM/I; o Maj PM 852118-2 Samuel Rebessi Penteado, no 3º BPM/I; o Maj PM 852119-A Sandro Moretti Silva Andrade, no 1º BPM/M; o Maj PM 852123-9 Silas Bordini do Amaral Neto, no 43º BPM/M; o Maj PM 862721-5 Flávio Jun Kitazume, no 4º BPM/I; o Maj PM 862729-A João Cláudio da Silva, no 44º BPM/M; o Maj PM 862742-8 Adriano Alves Pazelli, no 43º BPM/M; o Maj PM 862760-6 Cássio Augusto Amaral, no 9º GB; o Maj PM 862770-3 Edson Roberto do Amaral, no CPM; o Maj PM 862803-3 Marcos Aparecido Simões Lima, no CPI-5; o Maj PM 864397-A Geraldo José Casoti, no 49º BPM/I; o Maj PM 871855-5 Eduardo Rodrigues Rocha, no CCB; o Maj PM 871856-3 Alexandre Orefice Pinheiro, na Correg PM; o Maj PM 871859-8 Hélcio da Silva Vieira, no 20º BPM/I; o Maj PM 871861-0 Max Mena, no CCB; o Maj PM 871868-7 Wilson Lago Filho, no 7º GB; o Maj PM 874332-A Eduardo Luiz Nunes Pinheiro, na 6ª EM/PM; o Maj PM 875619-8 Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, no 10º BPM/I; o Maj QAOPM 820720-8 Luiz Antônio Artioli, no CPC; o Maj Med PM 888261-4 Cezar Ângelo Galletti Júnior, no GRPAe; o Maj Med PM 888267-3 José Feliciano Delfino Filho, no CPI-7; o Maj Med PM 891319-6 Alfredo Mendrone Júnior, no C Med; o Maj Dent PM 854163-9 Gilberto Correia das Neves, no C Odont.
Transferindo, por conveniência do serviço: o Ten Cel PM 79-5 Gilmar Ogawa, do 4º BPAmb, para o CPAmb; o Ten Cel PM 5623-5 Kooki Taguti, do CPA/M-12, para o 25º BPM/M; o Ten Cel PM 39569-2 Ramiro de Oliveira Domingos, do 5º BPRv, para a DEC; o Ten Cel PM 84872-7 Cláudio Martins, da 2ª EM/PM, para o EM/E-Coord Op PM, a contar de 7/6/11; o Ten Cel PM 89349-8 José Aparecido Godoy Siqueira, do 12º BPM/I, para o CPI-7; o Ten Cel PM 90271-3 Antonio Marcolino Vieira, do 13º BPM/I, para a ESSgt; o Ten Cel PM 90273-0 Ararigbóia Felisbino Mazarim Delecródio, do 52º BPM/I, para o 16º BPM/I, mantendo sua condição de adido ao EM/E; o Ten Cel PM 93017-2 Antonio Augusto Spinielli, do 47º BPM/I, para o CPChq; o Ten Cel PM 771228-6 Cláudio Miguel Marques Longo, do CPAmb, para o CPI-6; o Ten Cel PM 780489-0 Amauri Ferneda, do 15º GB, para o 13º GB; o Ten Cel PM 780493-8 Celso Scheffer Prado, do 5º GB, para o CBM; o Ten Cel PM 790500-9 Paulo de Tarso Tognini, do CPI-2, para o 8º BPM/I; o Ten Cel PM 790517-3 José Félix Drigo, do 17º GB, para o 5º GB; o Ten Cel PM 790527-A Ben Hur Baptista, do 53º BPM/I, para o 12º BPM/I; o Ten Cel PM 790530-A Júlio César Dias Vieira, do CPM, para a Correg PM, passando à condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, ao EM/E-Coord Op PM, a contar de 31/5/11; o Ten Cel PM 790543-2 Claudemir Mauro Alcarria, do 14º GB, para o 18º BPM/I; o Ten Cel PM 790558-A Renato Ryukiti Sanomiya, do 33º BPM/M, para o 32º BPM/M; o Ten Cel PM 790571-8 Helenildo Isaías da Silva, do 16º BPM/M, para o CPA/M-12; o Ten Cel PM 790648-0 Luiz Antônio Soares, do 7º GB, para o 15º GB; o Ten Cel PM 801099-4 Aldemir Sanches, do 25º BPM/M, para o CPM; o Ten Cel PM 801129-0 Edson de Oliveira Silva, do CBM, para o 19º GB; o Ten Cel PM 801135-4 Flávio José Bianchini, do 19º GB, para o 7º GB; o Ten Cel PM 801156-7 Leandro Antônio Graton, do 13º GB, para o 22º BPM/M; o Ten Cel PM 801167-2 Pedro Akui, do 45º BPM/I, para o 21º BPM/I; o Ten Cel PM 810310-A Hamilton da Silva Coelho Filho, do 8º GB, para o 20º GB; o Ten Cel PM 810311-9 João Carlos Arraez, do 8º BPM/I, para o 34º BPM/I; o Ten Cel PM 810346-1 James Baptista, do CPI-7, para a D Tel; o Ten Cel PM 822272-0 Adilson Paes de Souza, do CPC, para o CPA/M-10; o Ten Cel PM 822286-0 Aparecido Pavanelli, do 32º BPM/M, para o 33º BPM/M; o Ten Cel PM 822294-A Carlos Antonio Nóia de Souza, do 4º GB, para o 14º GB; o Ten Cel PM 822360-2 Luiz Fernando Messina Monteiro, do 21º BPM/M, para o CPC; o Ten Cel PM 822372-6 Marcos Maçumoto, do 51º BPM/M, para o CPC; o Ten Cel PM 822403-0 Roberto Rensi Cunha, do CCB, para o 8º GB; o Ten Cel PM 822415-3 Sílvio José de Souza, do 4ª EM/PM, para a 5ª EM/PM; a Ten Cel PM 830038-A Ângela Maria de Oliveira e Silva Schimidt de Araújo, do CPM, para a C Mil, a contar de 8/6/11; o Maj PM 801119-2 Wagner Serafim de Queiroz, do 25º BPM/M, para o 48º BPM/M; o Maj PM 801522-8 José Luiz Ferreira Borges, do CCB, para o CSM/AM; o Maj PM 810323-2 Airton Edno Ribeiro, do EM/E-Sec Com, para o EM/E-Assit Adm, mantendo sua condição de adido ao CAES; o Maj PM 810326-7 Armando da Silva Moreira, do 43º BPM/M, para o 16º BPM/M; o Maj PM 810328-3 Carlos Alberto Galindo dos Santos, do 50º BPM/M, para o CPA/M-10; o Maj PM 810347-0 João Carlos Pelissari, do 26º BPM/M, para o 31º BPM/M, mantendo sua condição de adido ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11; o Maj PM 810372-A Roberto Rodrigues de Azevedo, do CPA/M-10, para o 1º BPM/M; o Maj PM 811415-3 Paulo Afonso Caetano, do 24º BPM/I, para a 4ª EM/PM; o Maj PM 822226-6 Cássio Roberto Armani, do CBM, para a BRPAe São José do Rio Preto, mantendo sua condição de adido ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11; o Maj PM 822234-7 Edson Sant’ Anna Fabbri, do 49º BPM/I, para o DSA/CG; o Maj PM 822239-8 Hélio Rossi Júnior, do 32º BPM/M, para o 25º BPM/M; o Maj PM 822249-5 Luiz Cláudio dos Santos, da BRPAe São José do Rio Preto, para o 46º BPM/M, cessando sua adição; o Maj PM 822257-6 Paulo Barthasar Júnior, do 41º BPM/M, para o CPA/M-6; o Maj PM 822280-A Antônio Bueno de Oliveira Neto, do 43º BPM/M, para o 48º BPM/M; o Maj PM 822354-8 Kerlis Ribeiro de Camargo, do 9º GB, para o CPI-10; o Maj PM 822400-5 Ricardo de Oliveira Corte Brilho, do 1º BPM/M, para o 50º BPM/M; o Maj PM 823611-9 José Sodario Viana, do 20º BPM/I, para o 5º BPM/I; o Maj PM 830509-9 Alexandre Augusto Ocampos de Souza, do CCB, para o 8º GB; o Maj PM 830513-7 Augusto Bispo da Silva, do PMRG, para a EEF a contar de 25/4/11, cessando sua adição à 5ª EM/PM; o Maj PM 830515-3 Carlos Eduardo Righi, do CPM, para a 3ª EM/PM, mantendo sua condição de adido à APMSSP; o Maj PM 830518-8 Celso Lucas Ferreira da Silva, do 48º BPM/M, para o 39º BPM/M; o Maj PM 830535-8 José Cleuton Feitosa, do EM/E-CoordOp, para o 45º BPM/M, tendo permanecido na condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, ao CPM, de 6/6/11 até a presente data; o Maj PM 830551-0 Pedro Luís Bueno de Alvarenga, do 43º BPM/I, para o 38º BPM/I; o Maj PM 830552-8 Redcliff Sierra dos Santos, do 10º BPM/I, para o 14º BPM/M; o Maj PM 830559-5 Rogério Vieira Peixoto, da BRPAe Praia Grande, para a BRPAe Araçatuba; o Maj PM 830568-4 Armando Belentani Filho, do CPI-10, para o 2º BPM/I; o Maj PM 830577-3 Edson Luiz Gaspar, da BRPAe Campinas, para o GRPAe; o Maj PM 830593-5 Jorge Luís Negretto, do 38º BPM/I, para o 13º BPM/I; o Maj PM 830608-7 Naby Affiune, do CPI-3, para o CPI-5; o Maj PM 830612-5 Renato Armando Alves, do 51º BPM/I, para o CPI-3; o Maj PM 830615-0 Robson Bianchi, do 45º BPM/I, para o 29º BPM/I; o Maj PM 830619-2 Valter Padulla, do 35º BPM/M, para o 17º BPM/M; o Maj PM 830995-7 Carlos Ricardo Gomes, do 48º BPM/M, para a APMBB; o Maj PM 831750-0 Adalberto Vasconcelos Silva, do 35º BPM/M, para o 20º BPM/M; o Maj PM 840857-2 César Branco de Araújo, do 35º BPM/I, para o 47º BPM/I, mantendo sua condição de adido ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11; o Maj PM 840869-6 Celso Aparecido Monari, da DFP, para o CIAF, mantendo sua condição de adido ao CAES, a fim de frequentar o CSPI/11; o Maj PM 840895-5 Luiz Cezar Freire, do 3º GB, para a 6ª EM/PM; o Maj PM 840915-3 Paulo Pagotto Júnior, do 16º BPM/I, para o 52º BPM/I; o Maj PM 840917-0 Raul Santo de Oliveira, da ESSd, para o CPD; o Maj PM 840924-2 Sérgio Ricardo Morette, do 8º GB, para o CBM; o Maj PM 840931-5 Takao Ikeda, da Correg PM, para o PMRG, a contar de 15/3/11; o Maj PM 840935-8 Wanderley Viríssimo de Oliveira, do 30º BPM/I, para a D Tel, mantendo sua condição de adido ao CSM/M Tel; o Maj PM 840938-2 Wilson Antônio Botero, do 3º BPAmb, para o 2º BPAmb; o Maj PM 841400-9 Walter Romano, do 2º BPTran, para o CPTran, mantendo sua condição de adido ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11; o Maj PM 851953-6 Átila Gregório Ribeiro Pereira, do CCB, para o 54º BPM/I, mantendo sua condição de adido ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11; o Maj PM 851972-2 Levi Rios de Souza, do 39º BPM/M, para o 35º BPM/M; o Maj PM 851979-0 Marco Aurélio dos Santos Pinho, do 2º BPAmb, para o 3º BPAmb, cessando sua adição ao 1º BPAmb; o Maj PM 851988-9 Roberto Suganuma, do 7º GB, para o 53º BPM/I; o Maj PM 852023-2 Célio Egídio da Silva, do 31º BPM/I, para a DEC, mantendo sua condição de adido ao CAES; o Maj PM 852056-9 Humberto Gouvea Figueiredo, da 4ª EM/PM, para o 13º BPM/I, mantendo sua condição de adido ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11; o Maj PM 852121-2 Sérgio Felleto, do 21º BPM/M, para o CIPM; o Maj PM 852434-3 José Francisco Guimarães dos Santos, do 8º BPM/I, para o Gab Cmt G; o Maj PM 862712-6 Alexandre de Almeida Costa, do 29º BPM/I, para o 45º BPM/I; o Maj PM 862713-4 Aluysio Francisco Gama Baia, do CPA/M-8, para o 26º BPM/M; o Maj PM 862715-A Daniel Lima, do 53º BPM/I, para o CPD, cessando sua adição ao CPD; o Maj PM 862717-7 Eliezer Klinger Soares Fernandes, do 23º BPM/M, para o CIAP; o Maj PM 862718-5 Enivaldo Fouquet, do 3º BPM/M, para o 4º BPChq; o Maj PM 862724-0 Gilson Paulo Saltoratto, do 4º BPChq, para o 3º BPM/M; o Maj PM 862739-8 Tércius Zychan de Moraes, da APMBB, para a 1ª EM/PM; a Maj PM 872993-0 Vitória Rita Loyolla Hollanders, do 4º BPRv, para o 43º BPM/I, mantendo sua adição, por conveniência do serviço, como se efetiva fosse, ao CPI-6; a Maj PM 891193-2 Helena dos Santos Reis, do CPI-5, para a BRPAe Ribeirão Preto, mantendo sua condição de adida ao CAES, a fim de frequentar o CSP-I/11; a Maj PM 891222-0 Renata Dias de Souza, do 1º BPM/M, para a
ESSd, cessando sua adição ao 22º BPM/M.
Passando à condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, o Maj PM 830621-4 Wagner Roberto Ribeiro Soares, do CIAF, à APMPGJ, a contar de 9/6/11.

Ao entrar no gramado do CANINDÉ, LUIZ FELIPE SCOLARI foi questionado sobre a escalação imediata de MAIKON LEITE, que havia treinado apenas duas vezes com o time. Na vitória por 2 a 0 sobre a fechada equipe do ATLÉTICO-GO, MAIKON LEITE mostrou que não vai demorar para ser mais uma peça importante na engrenagem montada pelo treinador. Além de cumprir sua função tática, marcou um dos gols e ajudou o time a superar a ausência de KLEBER, poupado por causa de uma lesão na coxa esquerda.
Ao que tudo indica, a vitória do FLUMINENSE sobre o ATLÉTICO-PR, hoje, no ENGENHÃO, por 3 a 1, selou a despedida de CONCA, figura-chave na conquista do BRASILEIRÃO do ano passado. OUTROS RESULTADOS: ATLÉTICO MINEIRO 0 x INTERNACIONAL 4; CORITIBA 3 x CEARÁ 1.

RENATO GAÚCHO deixou hoje o comando do time de seu coração. Numa emocionada entrevista coletiva, em que várias vezes chorou e ficou com a voz embargada, ele anunciou sua saída do GRÊMIO onze meses depois de ter assumido o cargo. Seu substituto deverá ser CUCA. “Agradeço de coração a todos os gremistas pelo apoio eu sempre me deram. Fiz o melhor possível pelo clube”, disse. Quando deixava o Estádio OLÍMPICO, o técnico teve o carro cercado por torcedores que pediam para ele voltar atrás em sua decisão e gritavam pela saída do presidente PAULO ODONE. Maior ídolo da história do GRÊMIO, fez um ótimo trabalho no ano passado. Assumiu um time que brigava contra o rebaixamento e o classificou para a LIBERTADORES. Mas este ano as coisas não estavam indo bem. Perdeu o Campeonato Gaúcho para o rival INTER, caiu nas oitavas de final da LIBERTADORES e está longe da briga pelas primeiras posições no BRASILEIRO. A gota d´água para sua saída foi o empate com o AVAÍ.

A Polícia Militar vai intensificar as operações nas estradas a partir de 6 de julho, dobrando o número de PMs nas rodovias para dois mil. A intenção é combater o aumento do número de mortes nas vias paulistas. Nos cinco primeiros meses de 2011, o número de homicídios culposos resultantes de acidentes e atropelamentos no Estado superou o de pessoas assassinadas, seguindo uma tendência que começou no ano anterior. “Infelizmente existe uma tendência de os homicídios culposos no trânsito continuarem aumentando, o que traz preocupação para a polícia”, diz o Comandante-Geral da PMESP, CORONEL PM ÁLVARO CAMILO. Com o aumento do efetivo policial, haverá mais bloqueios nas rodovias. Nelas, serão verificadas as condições dos carros e a documentação de motoristas e veículos. Em parte das operações haverá uso de bafômetros. Ao mesmo tempo, cerca de 20 mil PMs participarão de operação de combate ao roubo e furto de carros no Estado.

O que deveria ser uma operação de rotina contra produtos piratas tornou-se hoje um confronto entre guardas-civis e comerciantes do SHOPPING MUNDO ORIENTAL, na região da 25 de Março, no centro da cidade. Inconformados com a série de fiscalizações, lojistas protestaram por cerca de quatro horas. Após discussões e o arremesso de pedras e ovos, o shopping reabriu. Três pessoas acabaram detidas e um guarda, ferido.

O Tribunal de Justiça de SÃO PAULO derrubou hoje a liminar que impedia a construção da futura Linha 17 – OURO do Metrô – um monotrilho que vai ligar o Aeroporto de CONGONHAS à região do MORUMBI, na zona sul da capital. O processo estava barrado havia mais de sete meses, quando uma associação de moradores obteve a decisão judicial contra o projeto. Agora, o plano do governo é começar a obra em janeiro de 2012 e entregar o primeiro trecho em junho de 2014. A liminar contra o projeto foi obtida em dezembro de 2010 pela Sociedade dos Amigos de VILA INAH. A entidade entrou com ação civil pública alegando que o projeto não tinha licenças ambientais nem projeto básico com detalhamento de traçado. A nova decisão do TJ foi unânime, com os três desembargadores favoráveis à queda da liminar. Mesmo sem poder iniciar as obras, o governo estadual aproveitou a vigência da liminar para adiantar etapas. A licitação foi totalmente concluída, a principal licença ambiental foi obtida e até mesmo um decreto de utilidade pública foi publicado para desapropriar as áreas necessárias para a obra. No total, serão desapropriados 39 imóveis, que ocupam uma área de 21,3 mil metros quadrados.
A SAVIAH vai ingressar com nova ação civil. O argumento é que o projeto não tem estudo de impacto na vizinhança.      

O incêndio que destruiu a maior coleção de cobras, aranhas e escorpiões do mundo, no Instituto BUTANTÃ, foi criminoso. É a conclusão do relatório que o Ministério Público paulista enviou à juíza APARECIDA ANGÉLICA CORREIA. Cinco pessoas são acusadas do crime de incêndio culposo. A lista inclui o então diretor-presidente OTÁVIO MERCADANTE, o diretor administrativo RICARDO BRAGA DE SOUZA, o diretor do Laboratório de Ecologia e Evolução OTÁVIO AUGUSTO MARQUES, a pesquisadora SELMA ELY ALMEIDA CORREIA, então responsável pela Divisão de Engenharia.

A CHINA inaugurou a mais longa ponte sobre o mar do mundo, com 42 quilômetros, na cidade litorânea de QUINGDAO. A obra, que teve investimento de 2,3 bilhões de dólares e levou quatro anos para ser construída, liga o centro da cidade ao seu subúrbio de HUANGDAO, nos dois lados da baía de JIAZHOU. Agora, a distância entre os dois pontos de um dos principais portos da CHINA – e sede das competições de vela nas OLIMPÍADAS DE 2008 – poderá ser percorrida com economia de 20 a 40 minutos. A nova ponte supera a da baía de HANGZOU (leste do país). Com 36 quilômetros, ela era considerada a mais longa do mundo. As três principais pontes sobre terra também estão na CHINA. A maior delas é um lance elevado do trem de alta velocidade PEQUIM-XANGÁI, de 154,8 quilômetros, serviço também inaugurado hoje. A onda de obras de infraestrutura chinesas se completou com a inauguração do mais longo gasoduto do mundo, que levará o gás natural do TURCOMENISTÃO, na ÁSIA CENTRAL, até a CHINA, em percurso de 8.700 quilômetros. O gasoduto foi construído com investimento de 21,98 bilhões de dólares e é o segundo que levará gás natural da ÁSIA CENTRAL ao leste da CHINA. As inaugurações coincidem com o 90º aniversário do Partido Comunista da CHINA, fundado em 1º de julho de 1921. A data será lembrada com atos no Grande Palácio do Povo, em PEQUIM, e em muitas outras cidades do país.

Um desconhecido agarrou violentamente a lapela do paletó do presidente francês, NICOLAS SARKOZY, que cumprimentava eleitores na cidade de BRAX (sudoeste da FRANÇA). O homem – que não foi identificado, mas disse ser professor de música – foi dominado pelos guardas-costa do chefe de Estado. O presidente francês não registrou queixa contra o agressor. A cena foi exibida ao vivo pela TV.       

O processo contra DOMINIQUE STRAUSS-KAHN, ex-diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, pode entrar em colapso, porque os investigadores descobriram grandes contradições por parte de NAFISSATOU DIALLO, a camareira que o acusa de ter atacado num hotel de MANHATTAN em maio, segundo autoridades policiais envolvidas no caso. STRAUSS-KHAN pode ser liberado da prisão domiciliar, como reflexo de que as acusações criminais contra ele não são sustentáveis.

O secretário de Defesa dos EUA, ROBERT GATES, despediu-se hoje do posto ocupado desde 2005. A função passa agora a ser exercida por LEON PANETTA, ex-diretor da CIA. Único remanescente do governo de GEORGE W. BUSH, GATES foi surpreendido ao receber do presidente OBAMA, na cerimônia de despedida, a MEDALHA DA LIBERDADE, a mais alta condecoração da CASA BRANCA. O gesto foi um agradecimento pelo sucesso da operação que executou o líder da AL-QAEDA, OSAMA BIN LADEN.

Militantes islâmicos vinculados à rede terrorista AL-QAEDA avançaram hoje no combate contra forças de segurança perto da cidade de ZINJIBAR, no sul do IÊMEN. Ao fim dos combates, o Exército recuperou o controle de um estádio a poucos quilômetros de ZINJIBAR, capital da Província de ABYANE. De acordo com fontes militares e do governo, 47 pessoas foram mortas durante o confronto – entre elas, cinco civis.

Pelo menos 20 pessoas morreram e 1 ficou ferida hoje após um ônibus, com dezenas de passageiros a bordo, ser atingido pela explosão de uma bomba quando passava por uma estrada no sul do AFEGANISTÃO. De acordo com HAJI RASOLI, subcomandante da policia da Província de NIMROZ, o ônibus seguia de KANDAHAR, maior cidade do sul do AFEGANISTÃO, para NIMROZ. RASOLI ainda disse que entre os mortos há mulheres e crianças. As autoridades locais culparam o TALEBAN pelo ataque, mas o grupo não reivindicou a autoria da ação.

2 012     :       -    SÁBADO
Essa é uma data dedicada à recuperação de forças para enfrentar a maratona de eventos que irão acontecer a partir de 2 de julho, com uma entrevista para a rede GLOBO – ANTENA PAULISTA – no Monumento Mausoléu, na parte da manhã, e depois, à tarde, às 17 horas, na Assembléia Legislativa, com a sessão solene que terá a finalidade de comemorar o 80º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, às 17 horas, por parte do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. No dia 3 de julho estaremos conversando com a Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS sobre o evento marcado para 21 de julho. No dia 4 a correria vai começar com a solenidade no 2º BPE e continuará às 13 horas no Instituto de Engenharia. Dia 5 a maratona é pela manhã no CIEE. Às 15 horas do dia 5 o CLUBE PAULISTANO comemorará os 80 Anos da Revolução e nos convidou para estar presente. Na mesma data, às 20 horas, em SÃO VICENTE, pelo núcleo CAPACETES DE AÇO, teremos a abertura das comemorações dos 80 anos naquele município.  Dia 6 de julho está marcada a abertura de uma exposição em VOTORANTIM. Também em 6 de julho teremos a abertura das comemorações dos 80 Anos da Revolução no Círculo Militar. O PEDRO PAULO PENNA TRINDADE irá me representar nesse evento. Dia 7 de julho é o aniversário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Mas também acontece pela manhã uma cerimônia defronte ao Mausoléu de SÃO VICENTE, um ato ecumênico. Dia 8, domingo, o PEDRO PAULO PENNA TRINDADE irá me representar no Círculo Militar, em uma missa pelos heróis de 32, na capela daquela instituição. No dia 9 de julho, então, a maratona é muito extensa. Logo cedo teremos a Parada Cívico-Militar no IBIRAPUERA. Segue-se, depois, a sessão solene na Assembléia Legislativa, com a entrega da Medalha da CONSTITUIÇÃO. Na noite, o CLUBE PIRATININGA comemorará os 80 anos da Revolução. Mais uma vez peço ao PEDRO PAULO PENNA TRINDADE para me representar. Outras solenidades já estão programadas para os dias seguintes: dia 10, em ITAPETININGA; dia 11, uma palestra na Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo; dia 14, solenidade em SÃO JOÃO DA BOA VISTA; dia 21, uma grande comemoração no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. E podemos nos preparar para outros acontecimentos que ainda não temos conhecimento, mas que surgirão. As entrevistas serão muitas e o esforço físico será enorme.
É por isso que aproveito o sábado para trabalhar em minha biblioteca. Pretendo colocar tudo em ordem nesse final de semana porque teremos acúmulo de trabalho face todo o cenário de atividades que teremos em julho.
O pior é que levanto com muita tosse. Isso irrita e prejudica o andamento das tomadas de notícias que devem constar de minhas memórias. Apronto alguns livros de junho, pois há um atraso decorrente dos problemas da semana passada com a viagem para CAMPINAS e as entrevistas dadas para a mídia.
Em casa há um problema com o PAULO CÉSAR que trabalhou para uma firma, fazendo entrega de materiais com seu caminhão e que não recebeu um dinheiro devido. Isso atrasa o pagamento de débitos que ele tem desde a compra do caminhão. Ontem fui obrigado a colocar setecentos reais da minha conta para cobrir isso. O resultado é que “estoura” o meu controle orçamentário e complica a vida doméstica em casa.       

Transferindo para a reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 822301-7 Claudinei Passoni – 3º GB – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.646/12 – Pr. 1.162.948/12). CLAUDINEI nasceu em 10 de dezembro de 1963. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1995; MAJOR – 24 de maio de 2006. Não tenho a data de sua promoção a tenente-coronel.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares
731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Maj PM, Padrão PM-15, o(s) Ten Cel PM 840881-5 Gerson Rossetto Baeto – CIPM – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.667/12 – Pr. 1.156.128/12). GERSON nasceu em 4 de junho de 1962. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1988. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1989; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1990. Não tenho as datas de suas outras promoções. 
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares
731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de 1º Ten QAOPM, Padrão PM-13, o(s) Cap QAOPM 843281-3 Salvandi Mateus Barreiros Junior – CSM/M Int – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.647/12 – Pr. 1.164.002/12).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º
da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63, vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10 e artigo 3º, “caput”, parágrafo 1º e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11, com os proventos integrais, acrescido o valor correspondente a 20% do padrão de vencimento, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Cel PM, Padrão PM-16, o Cel PM 790499-1 Osni Sérgio Sabbatini – CPA/M-9 – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.693/12 – Pr. 1.194.728/12). OSNI nasceu em 19 de agosto de 1959. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1983; CAPITÃO – 24 de maio de 1991; MAJOR – 24 de maio de 2002; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2006. Não tenho a data de sua promoção a CORONEL.

 Recebo do CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo, propostas de alteração do atual Estatuto da Sociedade Veteranos de 32-MMDC:
Caros membros do CS/MMDC,
Em cumprimento à deliberação adotada na reunião de 27/06/2012, proponho o seguinte texto para o artigo 35 do Estatuto Social:
“Art. 35 – Serão providos, com mandato de dois anos, permitidas reeleições, pelo voto direto dos associados, em Assembleia-Geral eleitoral, os seguintes cargos: Presidente e Vice-Presidente da Diretoria Executiva; Presidente e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo; Presidente do Conselho Fiscal.
            § 1º ― Havendo candidato único a cada cargo, a eleição será por aclamação, assegurada a qualquer associado declaração de voto contrário, que se registrará, nominalmente, em ata. Caso contrário, a eleição, exclusivamente para os cargos em que houver mais de um concorrente, será realizada por voto secreto. A apuração realizar-se-á, por parte da Comissão Eleitoral, tão logo encerrada a votação.
            § 2º ― A Assembleia Geral eleitoral proclamará o resultado e dará imediata posse aos eleitos, que no mesmo ato serão diplomados.
            § 3º ― Em caso de vacância simultânea dos cargos de Presidente e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo e de Presidente e Vice-Presidente da Diretoria Executiva, e desde que o fato ocorra até cento e oitenta dias antes do final do mandato, será convocada, em caráter extraordinário, pelo Primeiro Secretário do Conselho Deliberativo, a Assembleia-Geral eleitoral, reduzindo-se o conjunto de todos os prazos do processo eleitoral ao total máximo de trinta dias.
            § 4 ― Se a vacância simultânea de que trata o parágrafo anterior ocorrer em menos de cento e oitenta dias do final dos mandatos, o Presidente do Conselho Fiscal, que se licenciará deste, completará o mandato do Presidente da Diretoria Executiva, cabendo ao 1º Secretário do Conselho Deliberativo promover, na prazo de quinze dias, em sessão plenária única, eleição interna naquele Colegiado para provimento dos mandatos em vacância.”.
Solicito-lhes informar se o aprovam.
Não obstante, gostaria de levar à sua consideração duas sugestões que não estão no texto aprovado, mas que eu prometi levar à sua consideração:
Do Cel Canavó: incluir entre as datas obrigatoriamente comemoradas o dia da queda da ditadura varguista, que, no entender daquele ilustre Conselheiro, marca a vitória remota do Movimento Constitucionalista de 1932;
Do Dr Carraro: incluir no Conselho Superior os ex-Presidentes, os Presidentes de Honra e os associados (pessoas físicas) honorários e beneméritos.
Abraço do
PAES DE LIRA

Mario Ventura
para Jairo
ESTIMADO JAIRO
A proposta do CORONEL ARY CANAVÓ nada tem a ver com a Revolução Constitucionalista de 1932. Tanto é verdade que os veteranos de 32 aceitaram tacitamente o Estado Novo, sem nenhuma manifestação. Em 1945 os tempos eram outros e o Movimento Constitucionalista de 1932 já estava consolidado com a promulgação da Carta de 1934. O afastamento de GETÚLIO foi realizado pelos mesmos homens que o apoiaram durante todo o tempo em que permaneceu na Presidência. No meu modo de ver a Revolução Constitucionalista deve de se ater aos seus princípios e não fugir do que durante 80 anos propugnamos. A queda de Getúlio teria de acontecer em um certo tempo. Se ele não tivesse sido afastado em 1945 (onde nenhum veterano de 1932 participou da sua queda) teríamos então de comemorar a data de sua morte? A vitória remota da Revolução Constitucionalista não existe.
Quanto à proposta do Conselho Superior ser aumentado também não concordo. São pessoas que estão alheias aos acontecimentos da Sociedade e somente trariam problemas para a nossa Instituição. O Conselho Superior deve permanecer como está.  

O SÃO PAULO precisava de uma vitória para aliviar sua crise e uma vitória foi o que ele obteve em BELO HORIZONTE. Em uma partida em que as duas defesas escancaram sua fragilidade, o TRICOLOR levou a melhor e bateu o CRUZEIRO por 3 a 2, no INDEPENDÊNCIA. Outros resultados: VASCO 3 x PONTE PRETA 2; NÁUTICO 0 x FLUMINENSE 2.

O sonho de LUKAS ROSOL que eliminou RAFAEL NADAL na segunda rodada de WIMBLEDON, durou pouco. O checo não conseguiu ir além da terceira rodada do torneio inglês porque perdeu hoje para o alemão PHILIPP KOHLSCHREIBER. Na chave feminina, o destaque hoje foi YAROSLAVA SHVEDOVA. A cazaque entrou para a história ao conseguir um raríssimo “golden set” na partida contra a italiana SARA ERRANI, vice-campeã de ROLAND GARROS. Isso significa que SHVEDOVA não perdeu nenhum dos 24 pontos disputados no set. SHVEDOVA venceu a partida por 6/0 e 6/4 e passou às oitavas de final. Até hoje, o set perfeito só havia ocorrido uma vez, em 22 de fevereiro de 1983, quando o norte-americano BILL SCANLON venceu o brasileiro MARCOS HOCEVAR por 6/2 e 6/0 na primeira rodada do torneio de DELRAY BEACH. O acontecimento está no GUINESS BOOK, o livro dos recordes.

O pré-candidato do PSDB à Prefeitura de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, escolheu para a vaga de vice em sua chapa ALEXANDRE SCHNEIDER (PSD), ex-secretário municipal de Educação. A decisão é considerada uma vitória do prefeito GILBERTO KASSAB. A escolha foi confirmada hoje de manhã pela equipe de SERRA. Na madrugada anterior, o tucano se reuniu com o governador GERALDO ALCKMIN no Palácio dos Bandeirantes. O governador lembrou que setores do PSDB resistem à escolha de um filiado à sigla de GILBERTO KASSAB. ALCKMIN também observou que o PSD de KASSAB – potencial adversário nas urnas em 2014 e para quem o tucano perdeu a eleição a prefeito em 2008 – não se comporta como um parceiro do PSDB e se aproxima do PT. A sigla criada em 2011 fechou alianças com uma série de candidatos petistas em cidades paulistas, em especial na região metropolitana. SERRA por sua vez, lembrou que PP, PTB e PSB, partidos de base de ALCKMIN também se afastaram dos tucanos na eleição na capital. A decisão de escolher um vice do PSD deixou a coligação de SERRA com o maior tempo na propaganda eleitoral, superando FERNANDO HADDAD, DO PT: 7min42seg ante 7min30seg.
Mestre em Administração Pública, ALEXANDRE SCHNEIDER é colaborador antigo das gestos do PSDB em SÃO PAULO. Atuou em secretarias do governo MÁRIO COVAS no Estado e foi adjunto de ALOYSIO NUNES FERREIRA na Secretaria de Governo desde o início da passagem de JOSÉ SERRA pela Prefeitura. Aos 42 anos, casado e pai de três filhos, SCHNEIDER tem afinidade com SERRA em diversos campos, exceto o futebolístico: corintiano fanático, será parceiro de chapa de um notório palmeirense.

Um sargento da Polícia Militar foi morto com um tiro no peito na Avenida FUAD LUTFALLA, na FREGUESIA DO Ó, às 17:40 horas de hoje. Segundo a PM, o sargento, que trabalhava no Centro Odontológico da corporação, foi vítima de uma tentativa de assalto. Ele estava parado em um semáforo, perto da Praça MONSENHOR ESCRIVÁ, quando dois homens se aproximaram de seu GOLF. De acordo com a PM, um dos ladrões atirou ao ver a arma do sargento. Os criminosos fugiram. Segundo a PM, a vítima voltava para casa depois de jogar futebol com amigos.

Um casal foi encontrado morto dentro de um apartamento na Rua PONTE SERRADA, em ITAQUERA, zona leste de SÃO PAULO, hoje de madrugada. Vizinhos ouviram gritos e ligaram para a Polícia Militar às 2 horas. Ao bater na porta, os policiais foram atendidos por um homem que andava cambaleando e depois caiu inconsciente no chão. Ele apresentava um corte no pescoço. A mulher foi encontrada no banheiro com vários golpes de faca pelo corpo. Para a polícia, o crime foi passional. Na sala havia a seguinte frase racista rabiscada na parede: “trocado por um maçado”.

A análise de interceptações telefônicas feitas pela inteligência policial nos últimos dias já permite às autoridades afirmar que a ordem para os seis assassinatos de policiais ocorridos entre os dias 12 e 23 de junho partiu de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Grampos detectando a ordem foram interceptados pelo Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (DEIC), pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC) e pela Divisão Antissequestro (DAS) do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Em uma dessas escutas, revelada na terça-feira pelo JORNAL DA TARDE, há o diálogo entre um traficante da zona leste e um homem não identificado. O criminoso dizia: “Libera os meninos para sentar o pau nos polícia”. Integrantes das polícias Civil e Militar, que atuam nos territórios do crime organizado, seriam tolerados por firmarem “acordos” de convivência pacífica com os traficantes, inclusive de pagamento de propina. Mas a ação violenta de policiais da ROTA desfaz esse equilíbrio e por isso provocou a reação mais recente dos bandidos. A frieza e o planejamento dos homicidas já haviam chamado a atenção dos PMs que testemunharam a morte dos colegas. No dia 12 de junho, o soldado VALDIR INOCÊNCIO DOS SANTOS foi assassinado na frente do filho, de 21 anos, e do sobrinho. No IML a legista retirou 29 balas calibre 380 de seu corpo. SANTOS morreu nos braços da mãe. O soldado estava dormindo no sofá da sala quando uma SAVEIRO bateu lentamente no portão de sua casa. Ele foi ver o que era. O motorista do carro saiu em direção de uma escola. O policial foi atrás, pedindo ao motorista para parar. Foi quando cinco homens saíram de trás dos muros e começaram a atirar. “Foi premeditado, assim como nos outros assassinatos de policiais. Isso mostra a ação do crime organizado por trás dos assassinatos. O VALDIR (SANTOS) era um policial exemplar. Quando reformou a casa, passou a ajudar a mulher a vender bijuteria para complementar a renda. Deixou três filhos e uma família em cacos, traumatizada com o episódio”, diz o soldado MÁRCIO RAMOS, que trabalhou com SANTOS na Força Tática do 7º Batalhão entre 1998 e 2002.
P 13º incêndio a ônibus ocorreu por volta das 20 horas de ontem. Um coletivo foi queimado na Rua ROBERTO CAVAZANA, no PARQUE SÃO FRANCISCO, em FERRAZ DE VASCONCELOS. Uma dupla armada, que ocupava uma moto, ordenou que o motorista, o cobrador e os passageiros descessem do ônibus.
Para a socióloga e pesquisadora CAMILA NUNES DIAS as ações do governo são desastrosas. O descontrole das polícias, expresso pela corrupção de um lado e pela violência ilegal de outro, as guerras violentas entre as polícias Civil e Militar e a expansão do sistema prisional, isso forma o caldo necessário não apenas para o aparecimento de grupos como o PCC, mas para seu fortalecimento e para explosões cíclicas de violência.

O policial civil JOCELY GEDOVAR NICOLETTI GARCIA, de 54 anos, matou a mulher, a instrutora SORAYA MAYER GARCIA, de 49, com um tiro na cabeça, dentro da residência do casal, na CASA VERDE, hoje de madrugada. Em depoimento na Corregedoria da Polícia Civil, GARCIA alegou que o disparo foi acidental. O policial foi levado para o Presídio da Polícia Civil após ser indiciado por homicídio e por posse irregular de arma, pois uma das três pistolas que GARCIA guardava em casa estava com o registro vencido havia um ano. GARCIA contou que saiu de casa à 1:30 hora, com duas armas, para assustar pessoas que estariam fazendo barulho em seu portão. Ele contou à policia que voltou logo em seguida e disparou por acidente na mulher, ao desengatilhar uma pistola ponto 40. A Corregedoria ouviu parentes de GARCIA, que relataram não haver motivos para ele matar a mulher.            

ESTADOS UNIDOS e EUROPA propuseram hoje a aprovação de uma resolução no Conselho de Segurança da ONU permitindo o uso da força para impor um cessar-fogo na SÍRIA, onde confrontos entre forças de BASHAR ASSAD e opositores de seu regime já deixaram 15,8 mil mortos. Hoje, em GENEBRA, as principais potências se reuniram no que seria um encontro decisivo para o futuro de BASHAR ASSAD. Mas o debate que estava previsto para durar apenas duas horas se arrastou por mais de oito, diante do impasse de RÚSSIA e CHINA em aceitar o novo projeto do mediador KOFI ANNAN de promover uma transição política sem ASSAD e de impor um cessar-fogo. Diante do impasse, a ONU ameaçou abandonar definitivamente a SÍRIA, enquanto ANNAN fez uma dura acusação de que era justamente a divisão da comunidade internacional que permitiu que o conflito na SÍRIA atingisse o ponto em que está hoje. Enquanto potências não chegavam  a um acordo, os confrontos na SÍRIA deixavam pelo menos mais 25 mortos hoje em uma invasão das tropas do governo ao bairro de DOUMA, na capital DAMASCO. RÚSSIA e CHINA recusam-se a aceitar o plano, que previa a formação de um governo de transição, a saída forçada de ASSAD e um embargo de armas. MOSCOU também alertou que vetará uma resolução, como a que os britânicos propuseram hoje evocando o capítulo 7º da Carta da ONU, que permite o uso da força em casos de ameaça à paz. O encontro que era tido como o último esforço diplomático, expõe as diferenças entre MOSCOU e WASHINGTON. “Ou vocês se unem ou fracassarão juntos”, advertiu ANNAN aos ministros. “A história nos julgará de uma forma dura se não formos capazes de encontrar um caminho”. Ao desembarcar em GENEBRA, o chanceler russo, SERGEI LAVROV, avisou que quatro dos dez pontos do acordo não seriam aceitos por ele, entre eles a exigência do estabelecimento de um governo de transição sem a presença de ASSAD. MOSCOU também se recusava a aceitar o projeto de um embargo de armas. O KREMLIN, que mantém uma base militar na SÍRIA e é acusada de armar ASSAD, propunha que o embargo fosse aplicado apenas para a entrada ilegal de armas. Ou seja, apenas a oposição seria afetada pela medida. Para a LIGA ÁRABE, CASA BRANCA e EUROPA não há como pensar numa transição política na SÍRIA com a presença de ASSAD no poder.  

2 013     :    -     DOMINGO
O BRASIL aguarda para o final da tarde o grande jogo BRASIL x ESPANHA, no encerramento da COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Não há como ser melhor do que isso. A partida mais esperada pelo mundo, num estádio ícone do futebol. Em campo, jogadores que, em dezembro, serão a candidatos a melhor doplaneta. BRASIL e ESPANHA “tem tudo para ser um dos maiores jogos da história. Todos os que estão aqui gostariam que esse confronto acontecesse. Eu não sou diferente em nada”, ressaltou NEYMAR, em sala coalhada da imprensa internacional. O camisa 10 passou o torneio inteiro rejeitando o rótulo de referência da seleção. Dividiu a responsabilidade. Mas não há como negar que, se para todos a final representa muito, para o grande craque do país significa muito mais. Ele pode se apresentar ao BARCELONA, daqui a algumas semanas, já como candidato a grande jogador do planeta. Há duas semanas, a discussão era qual o motivo de ele não brilhar com a camisa amarela. Tudo mudou a partir da estréia, diante do JAPÃO. É a última partida de NEYMAR no país por algum tempo. Antes de pisar no avião e embarcar para a CATALUNHA, terá, como última missão, passar por cima de seus próximos colegas e rivais. A caminho da terra das touradas, o grande nome verde e amarelo se encarrega do papel de toureiro, habilidoso para driblar a FÚRIA e, depois, feri-la de morte.

Passo quase que todo o domingo em minha biblioteca. Tenho de acertar meus arquivos e me preparar para a semana que antecede o 9 de Julho, geralmente muito atarefada. LUCINDA amanhece curtindo mais uma gripe. Mas dá conta da rotina, não se importando muito com o seu estado de saúde. MARLENE também curte um resfriado.

Recebo uma mensagem do CORONEL PM MÁRIO SILVA JÚNIOR, da POLÍCIA MILITAR DE BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL, que conheci durante a cerimônia de aniversário do 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO, em 28 de junho.
Bom dia, prezadíssimo Cel Ventura,
Fiquei muito satisfeito em ter tido a chance de conhecê-lo no evento dos 61 anos do 2 BPE.
Já visitei o seu blog e gostei muito do que vi lá. O Sr. presta um grande serviço a quem busca conhecimento.
Conforme antecipei, tenho grande interesse em resgatar a memória institucional da PMDF. Afinal, como diretor de pesquisa e do patrimônio histórico e cultural, essa é minha obrigação. E pessoas como o Sr. nos estimulam e ajudam muito a enfrentar tal desafio. Estou animado.
Visitei ontem o Museu da PMESP. Não consegui falar c/ o Cel Rico que está em férias, mas fui muito bem atendido pelos SD Rogério e Machado.
Pretendo retornar no mês de agosto, em visita oficial, me encontrar novamente com o Sr. e poder contar c/ a vossa ajuda para me reunir com as autoridades dessa área para absorver um pouco do conhecimento dos senhores e usá-lo em prol de nossa PMDF.
Antecipo meus agradecimentos pela sua atenção e me coloco a sua disposição para o que for preciso. Meus contatos são 61-3910.1504/05 e 9971.1080.
Grande abraço.
Mario Silva Junior - Cel PMDF
DPPHC

Prezado CORONEL MARIO SILVA JUNIOR
O 28 de junho foi realmente uma data marcante.
Acabo de ver a reportagem do evento no blog do 2º BPE
Caso você não tenha o link, pode se valer das minhas memórias, onde o coloquei há questão de minutos.
Obrigado pelo contato e me coloco à sua disposição.


Cerca de mil pessoas, de acordo com a PM, se reuniram para protestar contra a onda de violência na capital, nesta manhã. Os manifestantes vestiam roupas pretas e fizeram uma passeata do PARQUE DO POVO, no ITAIM PAULISTA, na zona oeste da capital, ao PARQUE DO IBIRAPUERA, na zona sul. O protesto reuniu familiares de vítimas recentes de violência, como do estudante MÁRIO SAMPAIO, de 22 anos, que morreu em 31 de dezembro do ano passado, esfaqueado pelo dono da Churrascaria e Pizzaria CASA GRANDE, no GUARUJÁ, após discutir o valor da conta a ser pago. “O Código Penal tem de mudar para punir os criminosos, inclusive os menores de idade, senão muitas mães ainda vão chorar a perda de seus filhos da mesma maneira que eu chorei”, afirma a pedagoga MARIA HELENA SANTOS SAMPAIO, de 50 anos, mãe de MARIO. Ela veio com outros 30 familiares e amigos de CAMPINAS, onde mora, para a passeata. Segundo a organizadora do protesto no FACEBOOK, a assessora de imprensa MARCELA LIMA, de 39 anos, a manifestação tinha como objetivo reivindicar maior segurança pública, agilidade no judiciário, cidadania e respeito, educação e revisão do Código Penal. “A violência não escolhe bolso. Estamos cansados de notícias de latrocínio. E ainda temos de aturar políticos condenados sem irem para a prisão. Causa indignação”. A empresária ANA FOZ, de 58 anos, tinha um “X” pintado de verde e amarelo no rosto e estava pintando o rosto de outras pessoas. “É para mostrar quanta gente já foi assaltada. Todos que estão com a cara pintada já sofreram isso”, diz a empresária, que mora no MORUMBI, zona oeste, e teve a casa roubada duas vezes. A passeata terminou por volta das 13:30 horas com um grito de “chega” no IBIRAPUERA. (reportagem de FILIPE SANSONE).

MÁRCIO DE PAIVA, de 32 anos, dono de uma pizzaria no GRAJAÚ, zona sul, foi assassinado no fim da noite de ontem dentro de seu comércio. Um homem entrou no estabelecimento e, sem dizer nada, atirou. A polícia ainda não sabe o que motivou o assassinato. A possibilidade de tentativa de roubo está sendo levada em consideração, assim como a de um acerto de contas. Nada foi levado da pizzaria. A atendente MANOELA APARECIDA BRANDÃO, de 25 anos, foi atingida no pé por um dos disparos, aparentemente de forma acidental. Independentemente da causa do crime, a ação dos assassinos em pizzarias em SÃO PAULO está se tornando comum. No começo de junho, tio e sobrinho foram mortos em uma pizzaria na VILA NOVA CACHOEIRINHA, na zona norte, durante assalto. Em abril, um PM à paisana foi morto durante roubo a uma pizzaria da VILA MARIA, também na zona norte. “Nasci no GRAJAÚ. Isso me dá mais segurança. Senão teria medo”, disse o dono de uma pizzaria que fica na mesma rua onde MÁRCIO morreu. Ele não quis se identificar (reportagem de EDUARDO ATHAYDE).

Cinco pessoas da mesma família foram feitas reféns durante assalto a uma casa na PENHA, zona leste, na noite de ontem, sábado. Dois homens foram presos. Uma menina de seis anos contou à polícia que o ladrão colocou uma arma em sua boca. Marido, mulher e as duas filhas do casal foram feitos reféns e mantidos amarrados e amordaçados durante a ação.

A polícia disse ter identificado o autor do tiro que matou o menino boliviano BRAYAN YANARICO CAPCHA, de 5 anos, morto durante assalto na sexta-feira, dia 29 de junho, em SÃO MATEUS. Segundo o delegado ANTÔNIO MESTRE JÚNIOR, o atirador é DIEGO ROCHA FREITAS CAMPOS, de 20 anos, condenado por roubo e foragido da Justiça. Nesta tarde, a polícia apreendeu o terceiro suspeito de participar do assalto, um adolescente de 17 anos. Inicialmente, ele era tido como o autor do disparo. Na sexta-feira, dia 29, a polícia deteve quatro pessoas para averiguação. PAULO RICARDO MARTINS, de 19 anos, permaneceu preso. Ele teria confessado o crime e entregado os nomes dos outros comparsas. Ontem, FELIPE DOS SANTOS LIMA, de 18 anos, também foi preso, mas ele afirma ser inocente. Os suspeitos foram detidos em uma comunidade da zona leste.

O tradicional GP da INGLATERRA se tornou hoje uma verdadeira corrida de aventuras para os pilotos de FÓRMULA 1. E, depois de uma maratona de pneus furados e problemas mecânicos, o alemão NICO ROSBERG contou com uma boa dose de sorte para garantir a vitória. Um dos poucos a escapar ileso da seqüência de problemas técnicos na pista, ROSBERG ainda correu o risco de perder sua vitória por ter desrespeitado as bandeiras amarelas em SILVERSTONE. Os comissários da prova, contudo, optaram por lhe dar apenas uma advertência, mantendo o resultado final da corrida. MARK WEBBER e FERNANDO ALONSO completaram o PÓDIO. A sorte que sobrou para ROSBERG faltou aos favoritos. LEWIS HAMILTON e SEBASTIAN VETTEL. Com um furo no pneu traseiro, o pole HAMILTON teve sua prova comprometida nas primeiras voltas e chegou em quarto. VETTEL abandonou a 42 voltas do final com problemas no câmbio. Ainda assim, ele segue na liderança do MUNDIAL com 132 pontos – 21 à frente de ALONSO. Já FELIPE MASSA alternou uma dose de azar com outra de sorte. O brasileiro também teve um pneu furado durante a disputa e caiu para a última colocação, mas conseguiu se recuperar e terminou em sexto.

A disputa pelo terceiro lugar em qualquer competição costuma ser meio tediosa. Mas ITÁLIA e URUGUAI, apesar de eliminados da briga pelo título e cansados por jogar às 13 horas sob o forte calor de SALVADOR, fizeram uma grande partida nesta tarde. Melhor para os italianos, que tinham BUFFON no gol. Depois do empate por 2 a 2 no tempo normal e na prorrogação, o goleiro defendeu três cobranças na disputa de pênaltis e garantiu o terceiro lugar da COPA DAS CONFEDERAÇÕES para a AZZURRA.  

JUNHO DE 2013 foi um mês que mudou o BRASIL e o futebol nacional. Manifestações populares sacudiram o país. A seleção fez a torcida se unir em torno da equipe de FELIPÃO. A coroação final acontece hoje, no MARACANÃ. Com um futebol de outro planeta, o time humilhou a campeã do mundo ESPANHA, vence por 3 a 0 e leva o título da COPA DAS CONFEDERAÇÕES. O placar não mostra o que foi o jogo. Era para ter sido bem. Bem mais. A FURIA não perdia uma partida por três gols de diferença desde agosto de 2000, quando foi derrotada por 4 a 1 pela ALEMANHA, em amistoso. A tônica brasileira na competição foi fazer blitz desde o início. Marcar por pressão e sufocar o adversário. Deu certo na estréia, diante do JAPÃO, e também contra os espanhóis. FRED, caído, conseguiu finalizar para o gol, dentro da pequena área: 1 a 0, logo no primeiro tempo. Os europeus fizeram de conta que a ducha de água fria não era com eles. Tentaram atuar como se a partida estivesse empatada. Trocar passes normalmente. Nada funcionava. Nem mesmo quando apareceu a grande chance para voltar à partida. DAVID LUIZ deu um carrinho e tirou a bola chutada por MATA em cima da linha. No intervalo, VICENTE DEL BOSQUE teria chance de mudar algumas coisas. Afinal, o placar seria de apenas um gol de diferença. Seria. NEYMAR teve a presença de espírito para sair do impedimento e enfiar um canhão no ângulo, antes de o juiz apitar o fim do primeiro tempo. Na volta do intervalo,  quando tentava se acostumar à etapa final, FRED fez o terceiro. A ESPANHA estava tão desnorteada em campo que, numa equipe com XAVI, INIESTA, TORRES e PEDRO, o escolhido para bater o pênalti sofrido por NAVAS (cometido por MARCELO) foi SÉRGIO RAMOS. Para fora. NEYMAR e Cia. controlaram o jogo como quiseram e a torcida contou os minutos para ver a taça levantada. FELIPÃO queria fazer do torneio uma plataforma para mostrar aos adversários que, em 2014, estará na briga. Não há dúvida. O BRASIL VOLTOU. (reportagem de ALEX SABINO e JORGE NICOLA).           
A facilidade encontrada pelo BRASIL para passar pela ESPANHA surpreendeu até FELIPÃO. Pouco antes de receber sua medalha de campeão, o técnico da seleção confessou que não esperava o placar elástico de 3 a 0. “É, não estava previsto, mesmo. Mas é um caminho que percorremos”, disse. Em meio à empolgação dos 73.531 presentes ao MARACANÃ, FELIPÃO festejou do seu jeito. “Sabemos que um só jogo não reflete todo o campeonato. Mas encontramos um caminho para trilhar. E saímos com mais confiança”, acrescentou o jogador. Em relação ao objetivo maior, que é vencer a COPA DO MUNDO no próximo ano, SCOLARI foi comedido. “A COPA DO MUNDO é um campeonato muito mais forte do que esse e ainda há bastante coisa para evoluir em um ano”, avaliou, preocupado com um possível clima de já ganhou.
BRASIL: JÚLIO CÉSAR; DANIEL ALVES, THIAGO SILVA, DAVID LUIZ e MARCELO; LUIZ GUSTAVO, PAULINHO (HERNANES) e OSCAR; HULK (JADSON), FRED (JÔ) e NEYMAR.

Protestos e manifestações fora de campo se tornaram habituais durante a COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Hoje, porém, antes da final, as mensagens apareceram até mesmo no gramado. Durante a cerimônia de encerramento, um casal se livrou da fantasia que usava e abriu faixa pedindo a anulação da privatização do MARACANÃ. O pano foi rapidamente arrancado deles pelos seguranças e os dois foram retirados do evento. Em seguida, outra contratada para o evento exibiu mensagem contra a homofobia. Tumultuada, a festa de encerramento também teve integrante da coreografia passando mal, precisando ser carregada por voluntários para fora do campo. Fora do estádio, o pau comeu. Parecia que não seria assim. Uma passeata saindo da TIJUCA reuniu cinco mil pessoas, sem que houvesse incidentes. O problema foi que, logo em seguida, cerca de dois mil deles resolveram marchar rumo ao estádio. O confronto com o Batalhão de Choque se tornou inevitável. Um coquetel molotov foi atirado em direção de um policial, que precisou apagar o princípio de incêndio. Para dispersar a massa, as forças de segurança usaram o mesmo arsenal mostrado durante todos os protestos na COPA: balas de borracha, bombas de efeito moral e gás de pimenta. E tudo isso ocorreu a cerca de 500 metros do MARACANÃ.   

Protestos reuniram milhares de manifestantes hoje em MINAS GERAIS, no MARANHÃO e em BRASILIA. Em SÃO LUÍS, no MARANHÃO, médicos fizeram uma caminhada na Avenida LITORÂNEA, reivindicando mais investimentos na saúde e protestando contra a medida do governo federal de trazer médicos estrangeiros para trabalhar no BRASIL. Eles também pediram melhores salários e condições de trabalho. Em BELO HORIZONTE, cerca de 200 pessoas permaneciam acampadas na Câmara dos Vereadores desde sábado. Elas exigem a redução na tarifa dos ônibus. Em BRASÍLIA, mais de 500 crianças, adolescentes, pais e mães se uniram nesta manhã em um protesto pacífico, no PARQUE DA CIDADE, segundo a Polícia Militar e a organização do evento. A MARCHA DAS CRIANÇAS surgiu da vontade de pais e mães de participar de protestos na cidade em defesa de melhorias sociais, do combate à corrupção e de mais ação das autoridades. Em meio às cobranças, houve apresentações de teatro e dança.

Cerca de 200 mil manifestantes se reuniram na PRAÇA TAHRIR hoje, dia em que o presidente MOHAMED MURSI completou seu primeiro ano de mandato. De acordo com o jornal “AL-AHRAM”, MURSI permaneceu na residência oficial, mas, se houvesse sinal de perigo, havia um avião à disposição para retirar o presidente do local.

Novos documentos do ex-técnico da CIA e fugitivo internacional EDWARD SNOWDEN foram revelados ontem à noite pelo site da revista alemã “DER SPIEGEL”. Segundo o documento, escritórios da UNIÃO EUROPÉIA teriam sido espionados pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês). O novo vazamento já gerou polêmica, com o presidente do Parlamento Europeu exigindo explicações dos EUA.

O presidente dos EUA, BARACK OBAMA, visitou hoje a prisão de ROBBEN ISLAND, onde o líder da luta contra o apartheid na ÁFRICA DO SUL, NELSON MANDELA, ficou 18 dos 27 anos em que permaneceu preso. Acompanhado da mulher, MICHELLE, e das filhas, MALIA e SASHA, OBAMA seguiu de helicóptero para a ilha e esteve na antiga cela de MANDELA, permanecendo em silêncio no local por alguns minutos. Após o tour, ele escreveu o livro de visitantes. “Nós estamos profundamente honrados por estar num local onde pessoas de tamanha coragem não se intimidaram diante da injustiça e se recusaram a ceder”, escreveu. “O mundo é grato aos heróis de ROBBEN ISLAND, que nos lembram que não há algemas ou celas que possam combinar com as forças do espírito humano”, concluiu.    

2 014      :      -     SEGUNDA-FEIRA
No dia 23 de junho recebi um e-mail de DJALMA RIBEIRO COUTO, explicando que é ex-funcionário do BANCO DO BRASIL S/A, “coagido” a aderir ao Plano de Desligamento Voluntário do banco em 1995. Como admirador da causa do MMDC, disse que está na rota onde fervilhou o Movimento Constitucionalista: TAUBATÉ, VALE DO PARAÍBA, sendo que CRUZEIRO, cidade vizinha, recebeu honroso título honorífico de “Capital da Revolução Constitucionalista de 1932”. Inspirado na Revolução, para enfrentar a situação do BANCO DO BRASIL, em busca de direitos garantidos por provas movidas por advogados, criou com outros companheiros o MMDC-2015. Pede autorização para usar a sigla sagrada da Revolução. Manda o Regulamento onde toda a história é explicada.
Na sexta-feira, dia 28, recebi uma solicitação do Deputado Estadual MARCO AURÉLIO para comparecer a uma AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre esse assunto. Querendo conhecer com mais detalhes esse Movimento de Mobilização para a Devolução da COTA PATRONAL que está presa dentro da PREVI, vou comparecer às 10 horas no Auditório TEOTÔNIO VILELA. Ali converso com o deputado, que também pertence ao BANCO DO BRASIL (está licenciado em virtude do cargo público que exerce), bem como outros antigos funcionários, também lesados em 1995, quando, em apenas 11 dias, tinham de aderir ao plano de desligamento voluntário. Participo da audiência pública, onde compareceram poucas pessoas e ali, até ao meio-dia, vou me inteirar dos detalhes desse problema.
Saindo da Assembléia Legislativa, vou diretamente para o MMDC. Encontro MARINEI ativadíssima, procurando acertar tudo que estava em atraso. O WANDER encontra-se em sua companhia e os dois contam o apuro que passaram com a pneumonia sofrida por ela.
Mais tarde o WILLIAM MASCARENHAS comparece na Sociedade. Ajuda a MARINEI levando os diplomas do COLAR DA VITÓRIA para o Conselho de Honrarias e Mérito, bem como documentos para serem colocados no correio. Ele está contente com a futura investidura no cargo de Coordenador da Comissão dos Familiares dos Heróis de 32.
Manteve contato telefônico com familiares dos últimos combatentes vivos, uma lista de 28 nomes que forneci a ele na semana passada. Traz a notícia da morte de JOSÉ THOCHI, com 101 anos, em 4 de março de 2014. Também faleceu, em 5 de junho, neste mês, o ANTONIO CAMASÃO, aos 103 anos. Portanto o número de veteranos vivos sofre um decréscimo.
Passa pelo MMDC o COLOMBO. Quer fazer um estágio na IRLANDA, a fim de aprender a falar o inglês. Entrou em contato com agências de viagens para essa finalidade e agora necessita de um financiamento de trinta mil reais para realizar o seu sonho.
Por volta das 16 horas, na companhia do COLOMBO, deixo a Sociedade. Hoje tivemos contato com o IV COMAR, pois faltava o currículo do Diretor do Centro de Logística da Aeronáutica, BRIGADEIRO-DO-AR RICARDO CÉSAR MANGRICH, relacionado para ser condecorado com o COLAR DA VITÓRIA no dia 9 de julho. Esse currículo foi enviado, por engano, para a 5ª Seção do Estado Maior da PMESP.
A CRÔNICA DO JOGO FRANÇA 2 X NIGÉRIA 0
por Diego Rodrigues
Só duas seleções venceram o Brasil em finais de Copa do Mundo: França e Uruguai. E nem todo fantasma brasileiro foi exorcizado nesta edição da competição. Nesta segunda-feira, outro vulto azul, esse mais escuro que os já eliminados uruguaios, voltaram a rondar a imaginação da maioria que vestia camisa amarela no Mané Garrincha. A torcida até que apoiou a Nigéria, mas os Bleus confirmaram o favoritismo, venceram por 2 a 0 (gols de Pogba e Yobo, contra) e estão classificados para as quartas de final. Aguardam o vencedor de Alemanha x Argélia para o jogo da próxima sexta-feira, às 13h, no Maracanã. Caso cheguem até a semifinal, podem cruzar o caminho da Seleção, que pega a Colômbia.
No currículo da fila brasileira diante dos franceses, não há só o título perdido em 1998. Conta ainda com eliminações nas quartas de final de 1986 e 2006. Difícil de engolir, assim como foi difícil para os franceses engolir o almoço às 8h, 9h, quase que obrigados por conta do horário da partida. Além do almoço, superar o sol de 13h em Brasília não é das tarefas mais fáceis. Mas a temperatura deu uma trégua, assim como o futebol apresentado até a saída de Giroud. Benzema acordou, o time acordou, o fantasma acordou diante dos 67.882 que estavam no estádio.

Não existe jogo fácil nas oitavas de final do MUNDIAL. Mesmo as seleções favoritas ao título estão suando a camisa para avançar na fase. Hoje, em PORTO ALEGRE, a ALEMANHA seguiu o roteiro e só conseguiu eliminar a ARGÉLIA na prorrogação. Os três gols da vitória por 2 a 1 foram todos anotados no tempo extra. SCHURRLE e OZIL marcaram para a ALEMANHA. DJABOU fez o da ARGÉLIA. Com o resultado, o time europeu manteve a tradição de nunca ter sido eliminado nas oitavas da COPA DO MUNDO.
Com a classificação, a ALEMANHA enfrentará a FRANÇA nas quartas de final, sexta-feira, dia 4 de julho, no MARACANÃ. Quem passar vai encarar o vencedor do duelo entre BRASIL e COLÔMBIA.
Para surpresa geral, a ARGÉLIA engoliu a ALEMANHA no primeiro tempo e criou várias chances de gol. Na primeira delas, SLIMANI recebeu nas costas da defesa. NEUER precisou sair do gol para afastar o perigo – cena que se repetiria várias vezes ao longo do jogo. Pouco depois, o mesmo SLIMANI aproveitou cruzamento na área e estufou a rede. Porém, o atacante estava impedido e o árbitro brasileiro SANDRO MEIRA RICCI anulou o gol.
No fim do primeiro tempo, a ALEMANHA, enfim, acordou e conseguiu ameaçar a meta defendida por M´BOLHI. KROSS soltou a bomba e o goleiro espalmou. No rebote, o arqueiro fez outra grande defesa. 
Na etapa final, a ALEMANHA voltou com outra postura e controlou as ações. Assim, brilhou a estrela do goleiro argelino. O primeiro milagre aconteceu em chute de LAHM. O lateral bateu no ângulo e M´BOLHI salvou com a ponta dos dedos.
Ainda no segundo tempo, M´BOLHI fez pelo menos mais grés grandes defesas, sendo duas delas à queima-roupa. Assim, o confronto foi para a prorrogação.
No tempo extra, a ALEMANHA foi para cima e abriu o placar no primeiro minuto: MULLER cruzou e SCHURRLE finalizou – sem querer – de calcanhar. Aos 14 da etapa final, OZIL aproveitou o rebote para ampliar: 2 a 0. Um minuto depois, DJABOU recebeu cruzamento na área e descontou. Desfecho simbólico para o que foi o jogão no BEIRA-RIO.

Por 44 votos a favor e oito contra, os vereadores de SÃO PAULO aprovaram hoje, em segunda e última votação, o novo PLANO DIRETOR da cidade. O projeto vai orientar o crescimento da capital nos próximos 16 anos.
A proposta do prefeito FERNANDO HADDAD prevê, principalmente, o adensamento populacional ao longo dos eixos de transporte da massa. “O plano propõe tornar a cidade mais compacta, com mais pessoas morando em áreas já urbanizadas, reduzindo desse modo os deslocamentos e aproximando moradia e emprego”, disse o vereador NABIL BONDUKI (PT). O petista é o autor do texto substitutivo, aprovado hoje. “Ao mesmo tempo, áreas mais periféricas receberão maior estrutura e emprego”, explicou NABIL.

O prefeito FERNANDO HADDAD demitiu os quatro fiscais acusados de participação em um esquema de corrupção que pode ter desviado mais de 500 milhões de reais da administração. RONILSON BEZERRA RODRIGUES, EDUARDO HORLE BARCELLOS, CARLOS AUGUSTO DI LALLO LEITE DO AMARAL e LUIZ ALEXANDRE CARDOSO DE MAGALHÃES foram exonerados a “bem do serviço público”. Segundo as investigações da Controladoria e do Ministério Público Estadual, os fiscais corruptos cobravam propina das empresas para reduzir o valor do ISS devido à Prefeitura, que era dividido de forma que a máfia ficava com 40% e os cofres públicos com apenas 10%. Desde que o esquema veio à tona, no ano passado, os acusados foram afastados, mas continuavam recebendo 40% do valor integral do salário.

Mais um ônibus foi incendiado na capital. O vandalismo aconteceu na noite de ontem, domingo, em AMERICANÓPOLIS, zona sul. Quatro homens – dois deles armados – pararam o veículo e atearam fogo.

Um gerente da unidade do HABIB´S em PINHEIROS foi acusado de jogar óleo quente em um casal de estudantes no último sábado. A moça teve queimaduras de primeiro e segundo graus nos braços, peitos e barriga. Já o rapaz foi ferido no rosto e no olho e, por pouco, não ficou cego. LÍGIA FERREIRA TATTO, de 18 anos, e LUCAS OLIVEIRA LOPES, de 20, jantaram no restaurante, localizado no cruzamento das ruas TEODORO SAMPAIO e HENRIQUE SCHAUMANN, após terem comemorado a vitória do BRASIL sobre o CHILE na VILA MADALENA. Eles deixaram o local às 22:10 horas, mas acabaram voltando porque LÍGIA percebeu, no carro, que estava sem a sua bolsa.
Como não tinha certeza se o objeto havia sido furtado dentro do restaurante, ela pediu aos funcionários para ver as imagens das câmeras de segurança. Sempre na versão de LÍGIA, eles se irritaram com o pedido e um dos garçons respondeu para falarem com o gerente do turno.
SÉRGIO MENDES TELES, 33 anos, estava na cozinha nesse momento. O casal, então, se dirigiu ao local, que tem acesso restrito, mas o gerente se negou a mostrar as gravações e os mandou embora. Ao ameaçarem chamar a polícia, segundo LÍGIA, o gerente jogou óleo quente nela. Assustado com os gritos da namorada, LUCAS entrou na cozinha, mas escorregou e foi imobilizado pelos outros funcionários. Quando conseguiu escapar, SÉRGIO também atirou óleo em seu rosto. Ao correr para fugir da fúria do gerente, que já havia tentado acertá-lo com um soco, LUCAS quase foi atingido por um objeto. “Não sei se foi garfo, faca ou colher”, disse ela sobre o objeto que atingiu o namorado.
Em depoimento à polícia, SÉRGIO afirmou que tentou apenas se proteger, já que o casal entrou na cozinha para agredi-lo. LÍGIA e LUCAS foram levados pela Polícia Militar ao Hospital das Clínicas, em PINHEIROS. Depois, acabaram transferidos para o Hospital SÃO LUIZ, onde foram medicados e liberados.

A Polícia Civil afirmou, hoje, ter esclarecido o assassinato do motorista de ônibus ÁLVARO PEDROSO, de 55 anos. Três mulheres foram presas acusadas do crime. O corpo da vítima foi esquartejado e partes foram jogadas na região central. ÁLVARO sumiu de casa em 22 de março. No dia seguinte foram encontradas partes do tronco e membros humanos ao lado do Cemitério da CONSOLAÇÃO, em HIGIENÓPOLIS. Quatro dias depois, a cabeça foi achada na PRAÇA DA SÉ.
MARLENE GOMES, MÁRCIA MARIA e FRANCISCA AURILENE foram presas na sexta-feira. MARLENE admitiu ser amante do motorista. Todas foram indiciadas por assassinato. O morador de rua JOÃO EDUARDO JERÔNIMO, de 29 anos, já tinha sido preso em 4 de abril por jogar fora os restos do corpo.
Segundo o DHPP, MARLENE, a amante de ÁLVARO planejou o crime. A mulher seria prostituta e teria decidido matar o motorista porque ele a agredia e a ameaçava de morte. As comparsas teriam sido contratadas por ela. “Ela tinha muito ódio e raiva”, disse o delegado ANTÔNIO CARLOS ARAÚJO, do DHPP.

Após muita especulação, o candidato do PSDB à Presidência da República, AÉCIO NEVES, confirmou hoje o nome do senador ALOYSIO NUNES (PSDB), de 69 anos, como seu vice. A escolha é mais uma demonstração dada por AÉCIO de prestígio para com os tucanoc de SÃO PAULO. Além de estar de olho nos 11 milhões de votos obtidos por ALOYSIO em 2010, um recorde na disputa para o Senado nas eleições paulistanas, o presidenciável também agrada tanto a ala do PSDB ligada ao governador GERALDO ALCKMIN como o grupo de JOSÉ SERRA, que deverá se lançar mesmo para a disputa a uma vaga de deputado federal.
Na coletiva, AÉCIO exaltou a trajetória de ALOYSIO na vida pública como ex-deputado estadual, federal, ministro da Justiça e da Secretaria-Geral da Presidência na gestão FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e secretário de JOSÉ SERRA na Prefeitura de SÃO PAULO, quando foi chefe da Casa Civil. Os dois, aliás, são muito próximos e SERRA ligou para AÉCIO hoje de manhã para parabenizá-lo pela escolha. Natural de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, ALOYSIO também foi integrante da luta armada contra o regime militar, o que o levou ao exílio na FRANÇA entre 1968 e 1979, onde fez bacharelado em economia política e mestrado em ciência política pela Universidade de PARIS.

O ex-prefeito de SÃO PAULA, GILBERTO KASSAB, será candidato ao Senado na chapa liderada pelo PMDB em SÃO PAULO. KASSAB, que preside o PSD confirmou a entrada na disputa hoje. Na semana passada, o próprio KASSAB, que cortejado pelo PT e pelo PSDB, negou a intenção de concorrer a algum cargo eletivo em outubro. O candidato a governador da coligação, PAULO SKAF, afirmou que, se eleito, o ex-presidente do BANCO CENTRAL, HENRIQUE MEIRELLES, será seu secretário da Fazenda. Hoje também, o PP, que já tinha fechado com o petista ALEXANDRE PADILHA, decidiu se aliar a candidatura de SKAF.

A chuva que atingiu o RIO GRANDE DO SUL desde a semana passada fez com que 7.765 mil pessoas tivessem de deixar suas casas em 62 municípios. Os moradores desalojados que foram para residências de parentes e amigos chegam a 5.380. Segundo a Defesa Civil estadual, 2.285 pessoas foram levadas para abrigos públicos. Em SANTA CATARINA, 41 cidades sofreram as consequências das chuvas. Dezoito decretaram situação de emergência. Até esta noite eram quatro mil desabrigados e mais de 41 mil desalojados. A Defesa Civil dos dois Estados reforçou, hoje, os pedidos de donativos.

A Marinha italiana encontrou cerca de 30 corpos no porão de uma embarcação que transportava imigrantes ilegais no Canal da SICILIA. O pesqueiro fazia o caminho para a ITÁLIA e levava pelo menos 590 pessoas, entre elas duas grávidas. Após a tragédia, a UNIÃO EUROPÉIA prometeu mais ajuda à ITÁLIA. No fim de semana, a Marinha italiana informou ter resgatado mais de cinco mil imigrantes, elevando o número total para mais de 60 mil no ano. A maioria dos ilegais que tentam chegar à EUROPA é de refugiados africanos ou do ORIENTE MÉDIO, que pagam centenas ou milhares de euros para contrabandistas.      

Ataques do grupo extremista BOKO HARAM a igrejas deixaram pelo menos 54 mortos no fim de semana na NIGÉRIA. Os atentados ocorreram em quatro aldeias ao reddor de CHIBOK, a cidade onde mais de 200 meninas foram sequestradas em abril.       






2 015   :   -    TERÇA-FEIRA
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-16, o Cel PM 840913-7 Paulo Cesar da Silva - 38º BPM/M - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP- 2113/15 - Pr. 6.057.052/15).
 PAULO CÉSAR DA SILVA nasceu em 11 de julho de 1963. Entrou para a PMESP no dia 1° de fevereiro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1987. Tenho apenas as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1988) - 1º TENENTE (24 de maio de 1990) e TENENTE-CORONEL (24 de maio de 2014).

O mês de junho vai chegando ao seu final. Foi bem complicado para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que cresceu muito depois que teve sua sede transferida para o Monumento ao Soldado Constitucionalista de 32. Ainda hoje estamos ultimando os preparativos para os grandes eventos de julho, o mês que sempre foi muito trabalhoso para o MMDC, tendo em vista a data magna de 9 de julho. MARINEI se desdobra em colocar tudo em ordem. Temos, em 7 de julho o 61º Aniversário da Sociedade e a entrega do COLAR DA VITÓRIA. Ela está cuidando dos diplomas do COLAR, a fim de que os mesmos possam ser levados para o Conselho de Honrarias e Mérito. Além disso também devem ser feitos os Ofícios de Outorga. Ainda faltam os currículos dos CORONÉIS PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA (SubCmt PM e que no dia 7 de julho estará no Comando Geral da corporação, face viagem internacional do CORONEL PM RICADO GAMBARONI); REYNALDO SIMÕES ROSSI (Diretor de Ensino e Cultura) e CELSO LUIZ PINHEIRO (Comandante da APMBB).
O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES vem ao Obelisco nesta tarde. Os seus compromissos para com a Maçonaria impedem que ele participe mais assiduamente dos nossos eventos. Ontem não pode comparecer na solenidade que aconteceu na Associação Cristã de Moços e também não tem condições de ir amanhã à entrega da MEDALHA DRÁUSIO aos juízes do Tribunal de Justiça Militar.
Nesta tarde, no Monumento Mausoléu, além de todo o trabalho em torno dos eventos de julho, vamos atender algumas visitas. Uma delas é a do Professor JOÃO FRANCISCO AGUIAR, Presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO PEDRO, que está cuidando da solenidade do 9 de Julho nessa cidade. Ele foi um dos articuladores de um DVD que está sendo preparado pelo MACKENZIE para ser transmitido pela TV BANDEIRANTES no 9 de Julho. Também cuida da possível realização do Corredor Histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, um sonho utópico que poderá se tornar realidade. Esse corredor, que uniria o Parque do Ibirapuera ao Monumento Mausoléu seria o Memorial de 32, onde painéis contariam toda a história da revolução constitucionalista de 1932. Já foi imaginado em 2002, quando a NESTLÉ estava disposta a realizar o restauro do Monumento Mausoléu e continuou a ser idealizado na época em que a CLARO assumiu a missão do restauro.
Tudo isso traz sérias preocupações para nós. O volume de trabalho é intenso e as complicações surgidas são o não atendimento dos prazos estabelecidos e a exigência daqueles que desconhecem a real situação do MMDC. Pensam que tudo é muito simples de ser resolvido e a individualidade é para eles o que vale. A sorte do MMDC é ter uma funcionária como a MARINEI, peça principal da parte administrativa da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que cuida dos detalhes principais da vida ativa da instituição, desde a cobrança dos boletos, até os preparativos das cerimônias mais importantes, como é o caso do 7 de julho e do 9 de julho, duas datas que representam muito para todos nós.

A atendente PATRÍCIA LEANDRO DA SILVA, de 28 anos, é suspeita de matar a própria filha, KETHELYN DA SILVA LOPES, de 8 anos, e depois cometer suicídio, na casa onde moravam, em CIDADE LÍDER, zona leste da capital. Os corpos foram achados por volta das 7:30 horas de hoje.
O mais triste nessa tragédia foi que o crime já tinha sido anunciado pela própria PATRÍCIA. Em novembro, ela há havia tentado cometer a dupla morte e deixou até uma carta de despedida para os familiares, que nada fizeram desde então.
PATRICIA teria matado a filha no início da madrugada por volta da 0:30 hora, asfixiada com um travesseiro ou um pano. A criança foi encontrada na cama. A polícia suspeita que ela estava dormindo. Depois, a mãe pendurou-se em uma corda na varanda e se enforcou.
Os parentes contaram aos policiais que PATRÍCIA estava deprimida em virtude da separação do pai da menina, há nove meses. Ela deixou um bilhete com algumas senhas e orientações para pagamento de contas. Ela também pediu para os parentes doarem os órgãos dela e da filha.
Segundo o delegado titular do 66º DP (CIDADE LÍDER), PIETRO ANTÔNIO DE ARAÚJO, o pai da criança teria ido até a casa das duas e conversado com a ex-mulher. "Vamos ouvi-lo para saber se ele foi mesmo ao local e se teve alguma discussão. Por enquanto, tudo indica que foi suicídio, mas ainda precisamos esperar os laudos", disse.
Em novembro passado, PATRÍCIA havia deixado gás vazar propositalmente na cozinha, enquanto a filha dormia. Porém, a menina acordou e, ao ver a mãe desmaiada, pediu ajuda. Segundo a polícia, a mulher foi socorrida, porém ninguém deu queixa. Ela deixou uma carta dizendo que iria morrer e "levar a filha junto".
Os policiais só tiveram acesso à mensagem hoje. Nela, PATRÍCIA pede perdão â mãe por ter sido fraca, mencionou algumas dívidas e revelou mágoa com o ex-marido. "Agora você pode curtir sua vida com suas mulheres pois está livre de qualquer responsabilidade. Você me machucou muito". (reportagem de AMANDA GOMES para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).
A atendente disse na carta escrita em novembro do ano passado, após tentar, sem sucesso, matar a filha e se matar, que iria levar a pequena KETHELYN com ela porque não suportaria a ideia de deixá-la sofrendo sozinha. "Hoje (7/11) perguntei para ela o que preferiria caso eu morresse. Ela respondeu que não conseguiria viver sem mim. Por esse motivo resolvi levar ela comigo", escreveu a atendente.
Os parentes evitaram falar com jornalistas hoje. Apenas disseram que a morte das duas surpreendeu a todos. Mas uma tia de PATRÍCIA contou que ela ficou um tempo depressiva, após a separação, mas estava conseguindo refazer sua vida novamente. Ela contou que nos últimos dias a mulher não havia demonstrado nenhum comportamento estranho.
Ela trabalhava em uma loja de viagens em um shopping center. Os vizinhos contaram que quase não viam PATRÍCIA porque ela trabalhava das 14h às 22 horas. "Estamos todos abalados. Foi uma fatalidade", disse a tia da jovem, que não quis passar o nome.

Policiais civis prenderam nesta manhã, na FREGUESIA DO Ó, zona norte, um homem que tinha contra ele 25 mandados de prisão e era o mais procurado do Estado. WILSON ROBERTO XAVIER, de 54 anos, estava foragido da Justiça desde 1999. Os mandados contra ele eram por roubo de carga. Segundo a polícia, WILSON cometeu vários assaltos a caminhões de entrega a hipermercados.    

A ARGENTINA será a adversária do CHILE na final da COPA AMÉRICA, marcada para o próximo sábado, às 17horas, em SANTIAGO. Os "hermanos" garantiram a vaga na decisão após massacrar o PARAGUAI, hoje, em CONCEPCIÓN, por 6 a 1. Uma coisa já é certa: alguém vai acabar com um jejum incômodo na principal competição de seleções do continente. A ARGENTINA levantou o caneco pela última vez há 22 anos, no EQUADOR. Bateu o MÉXICO na final, por 2 a 1. Já a situação chilena é ainda pior: o país nunca foi campeão do torneio, e poderá fazer isso pela primeira vez justamente atuando em casa.
Com a derrota, o PARAGUAI fará a decisão do terceiro e quarto lugares contra o PERU. A partida será realizada na sexta-feira na cidade de CONCEPCIÓN, e vai começar às 20:30 horas.

O empresário MILTON PASCOWITCH fechou acordo de delação premiada com a Justiça Federal na noite da última segunda-feira. Preso desde 21 de maio, ele se tornou o 19º investigado pela OPERAÇÃO LAVA JATO a concordar em contar o que sabe sobre esquemas de corrupção na PETROBRÁS que envolviam pagamento de propina a políticos e fraudes a licitações. PASCOWITCH é apontado como o operador de propinas da construtora ENGEVIX, além de ser próximos a políticos do PT. A empresa dele, JAMP ENGENHEIROS ASSOCIADOS, pagou 1,45 milhão a JD CONSULTORIA, do ex-ministro JOSÉ DIRCEU, entre 2011 e 2012.

MARIA DA GLÓRIA MOREIRA, uma mulher com cidadania brasileira e portuguesa, está entre as vítimas do atentado na praia de SOUSSE, na TUNÍSIA, que deixou quase 40 mortos na sexta-feira. Segundo a embaixada brasileira em TUNIS, MARIA era filha de um brasileiro e nasceu em PORTUGAL. Ela tinha 76 anos e vivia entre PORTO e DABROSA, na região do DOURO. A filha, MARIANA MOREIRA, e o marido vivem em FLORIANÓPOLIS (SC), mas estavam em PORTUGAL. Eles chegaram na segunda-feira à TUNÍSIA para tratar da identificação e do traslado do corpo.

A GRÉCIA se tornou, hoje, o primeiro país desenvolvido a dar calote de 1,6 bilhão de euros no Fundo Monetário Internacional. O drama só aumenta na medida em que o país está, pela primeira vez desde 2010, sem ajuda financeira externa. A GRÉCIA já havia recebido um aporte de 237,8 bilhões de euros do FMI e do BANCO CENTRAL EUROPEU e tentava desbloquear o acesso a 7,2 bilhões para saldar sua dívida. Os bancos estão fechados desde segunda-feira e o clima de apreensão se traduziu num protesto pelas ruas de ATENAS nesta noite.

O passageiro de um trem-bala japonês morreu hoje após atear fogo em si mesmo. Uma mulher de 51 anos também morreu e mais de 20 pessoas ficaram feridas ou intoxicadas, uma estado grave. O trem, que transportava cerca de mil passageiros, fez uma parada de emergência em ODAWARA quando ia de TÓQUIO para OSAKA, após a fumaça ter se espalhado por pelo menos um carro. Ainda não há informações sobre os motivos que levaram o passageiro, um idoso de 71 anos, ter cometido o ato, mas a morte está sendo tratada como suicídio. Alguns passageiros afirmaram que houve uma explosão no banheiro, próximo de onde estava a outra vítima, que foi encontrada imóvel, segundo a rede televisiva japonesa "NHK". A mulher teria sofrido uma parada cardíaca. "Essa pessoa tinha um recipiente com gasolina e jogou o liquido nos assentos e depois nele todo. E então ateou fogo em si mesmo", disse uma passageira. Um funcionário da JR TOKAI, empresa que opera o trem, afirmou que o veículo parou depois que foi acionado o botão de emergência.

Um avião militar com mais de cem pessoas a bordo caiu hoje sobre uma área residencial no norte da INDONÉSIA. O desastre aéreo, possivelmente com o maior número de vítimas em uma aeronave da FORÇA AÉREA no país, ocorreu logo após a decolagem, conforme os oficiais militares locais. "No momento sabemos que havia 113 pessoas (a bordo). Parece não ter nenhum sobrevivente", disse o MARECHAL AGUS SUPRIATNA à "METRO TV", na cidade de MEDAN, localizada na província de SUMATRA, acrescentando que alguns dos passageiros eram familiares de membros da FORÇA AÉREA. A queda do avião HÉRCULES C-130, que tinha meio século de uso, desperta novamente a atenção para o histórico de acidentes aéreos da INDONÉSIA e seus aviões envelhecidos. Autoridades declararam que a aeronave caiu em uma área povoada. Testemunhas disseram que o avião explodiu pouco antes de cair sobre uma casa e um hotel.
Uma fumaça negra saía dos destroços, e a multidão que cercou a área atrapalhou os esforços iniciais das equipes de emergência que correram para o local. "Estamos usando equipamento pesado, como escavadeiras, para retirar os destroços do avião", disse ROMALI, chefe da agência de busca e resgate de MEDAN. A aeronave HÉRCULES tinha partido de MEDAN rumo a TANJUNG PINANG, nas ILHAS RIAU, na costa de SUMATRA. Segundo a imprensa local, o piloto havia pedido para voltar à base devido a problemas técnicos.
"Ele sobrevoou algumas vezes, bem baixo", disse ELFRIDA EFI, recepcionista do GOLDEN ELEVEN HOTEL. "Vi fogo e fumaça negra. Na terceira vez que passou ele bateu no teto do hotel e explodiu logo em seguida", contou ela.


2 016     :   -   QUINTA-FEIRA
Passo parte da manhã cuidando de meus arquivos. Está marcada uma reunião do Conselho Superior para esta tarde no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Saio de casa um pouco mais cedo e vou diretamente para o Obelisco. MARIA LÚCIA CAMARGO também está chegando. FERNANDO MORENO avisou, antecipadamente, que está viajando nesta quinta-feira e não poderá participar dessa reunião.  CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA chega quase às 15 horas. Ele provocou essa reunião para discutir a seguinte pauta:
Leitura das atas anteriores e respectiva deliberação;
Deliberação sobre convocação de Assembléia Geral para alterações do Estatuto Associativo, na conformidade do projeto há tempos aprovado pelo CD-MMDC e pelo CS-MMDC;
Explanação sobre o novo endereço da sede e sobre a fórmula legal encontrada para a permissão de uso dele.
MARIA LÚCIA tem muita dificuldade para ler as atas anteriores, devendo as mesmas serem alteradas em alguns pontos discordantes.
O CORONEL PM JAIRO  continua investindo num projeto de Estatuto que não pode ser realizado agora. A Sociedade está em profunda expansão, necessitando de algo muito mais complexo do que um estatuto arcaico para com os moldes de uma instituição que se agiganta em suas ações. Há um ofício endereçado ao Diretor de Ensino e Cultura, datado de setembro de 2015, onde se pede alterações bem mais modernas para com a dinâmica da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não posso concordar com aquilo que já refuguei em 2013.
Sobre o novo endereço da sede nada se pode falar. A Sociedade continua com o seu endereço no Obelisco. Aguarda uma decreto governamental possibilitando que lhe seja cedida permissão para ocupar uma sala no Museu Militar.
Com o encerramento de uma reunião do Conselho Superior que não levou a nada, aguardo no Obelisco o momento de ir para a Assembléia Legislativa. Telefona-me o MAGALHÃES, do TRIBUNAL DE CONTAS. Ele vem até o Obelisco para discutir a ata de criação do Núcleo no TC, marcada para o próximo dia 5 de julho. Concordo com ele nos pontos que precisam ser alterados.
Vamos para a Assembléia Legislativa. Ali, encontramos a Casa de Leis recebendo as pessoas e seus familiares para as condecorações que fazem jus, escolhidas pelos Núcleos MMDC-LESTE, MMDC-NORTE, IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32” e ATIBAIA. São tantos os amigos presentes que fica muito difícil citá-los. Mas conversamos, entre eles, principalmente com o advogado SIDNEI LOBO PEDROSO, um dos condecorados, que traz uma dezena de advogados envolvidos no Júri Simulado do Processo MMDC-1932. Sobre esse júri simulado, marcado para o dia 8 de julho, falamos durante alguns momentos. CORONEL PM MARCELO JOSÉ RABELLO VIANA (Comandante do CPA/M-8 OSASCO), CORONEL PM EVANDRO TEIXEIRA ALVES, MAJOR PM NATANAEL, RODRIGO GUTENBERG, HERNNANNY GUTIERREZ, MARCELO COVATS, CAMILA GIUDICE, VALÉRIA PETRELLA, MARIA LÚCIA CAMARGO, ORÍTIA ABREU SERAFIM e seu marido FERNANDO, Dona NAIR (de ATIBAIA), FERREIRA (esposo de dona ADENÉIA), ROBERTO OLIVEIRA, GUARDA LUIZINHO, ROBERTO CARLOS TEIXEIRA MENDES, CARLOS NASCIMENTO, SÔNIA ZAMARIOLI, AANGELICA REIS, são algumas outras pessoas que ali se encontram. 
O Deputado Estadual CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA preside a Sessão Solene.     
ENTREGA DE CONDECORAÇÕES DOS NÚCLEOS DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC EM SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROPOSTA PELO DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA EM 30 DE JUNHO DE 2016, ÀS 19:30 HORAS.

SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”
Evento do Dia 30 de JUNHO de 2016 – 19:30h
Local: ALESP – Ass. Legisl. SP – Auditório Fco Montoro
Av. Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera / SP
Site:www.mmdcleste.com.br  -E-Mail:mmdcleste@uol.com.br
Solenidade Alusiva à Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública, e, Comemoração ao “Ano do 84º Aniversário da Juventude Constitucionalista”






Núcleo MMDC Leste da Sociedade Veteranos de 32-MMDC


LISTA de HOMENAGEADOS


NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
Exmº Dr. Des. Paulo Dimas de Bellis Mascaretti  (não compareceu)
Presidente do T.J. SP
Colar Cruz Honra Const.
Cel PM Marcelo Jose Rabello Vianna
Cmt CPA/M-8
Colar Cruz Honra Const.
Cel Méd Sergio dos Santos Szelbracikowski
Dir, Hospital Militar S.P.
Colar Cruz Honra Const
Dr. Adriano dos Santos
OAB São Miguel Pta
Colar Cruz Honra Const.
Rev. Dr. Nicanor Lopes
Pr. Reitor da Univ. Metodista
Colar Cruz Honra Const.
Pr. José Wellington Bezerra da Costa
Pr. Pres Assembléia de Deus  Min.Belém
Colar Cruz Honra Const.
Pr. José Wellington Costa Junior
Pr.Vice-Pres Assembléia de Deus  Min.Belém
Colar Cruz Honra Const.
1º Ten PM Adeli Geraldo dos Santos
Pr. Pres Assembléia de Deus Belém Setor 02 – S. Miguel Pta
Colar Cruz Honra Const.
Roberto C. T. Mendes
Pres. MMDC Câmara Mun. SP
Colar Cruz Honra Const.



NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
Ten Cel PM Carlos Alberto Machado
Cmt do 2 de Ouro
Esplendor São Miguel
Prof. Carlos Felipe do Nascimento
Mmdc Cruzeiro
Esplendor São Miguel
Cap Dent PM Marcos Ono Honda
C Odont
Esplendor São Miguel
1º Sgt PM Christiano Vaz Coelho
Maestro Regente Banda Musical - CPA/M-8
Esplendor São Miguel
Sd PM André de Oliveira
Banda CPA/M-8
Esplendor São Miguel
Cb PM Adailton dos SantosPereira                                                                        
Instrutor PROERD – 1ª Cia do 36º BPM/M
Esplendor São Miguel
Cap PM Vitor Puato de Almeida
9º GB – 4º SGB
Esplendor São Miguel
Cap PM Bernardo Curioni
CCB – B3
Esplendor São Miguel
1º Sgt PM José Alberto do Nascimento
29º BPM/M
Esplendor São Miguel
Cap PM Renato da Silva Leite
CCB
Esplendor São Miguel
Cap PM Alexandre de Raga
CCB
Esplendor São Miguel
Cap PM Glaucio Doederer Cafalchio de Oliveira
11º GB – 2ºSGB
Esplendor São Miguel
Cap PM Viviane Cristina Santana
34º BPM/I
Esplendor São Miguel
Cb  PM Adilson Pereira da Silva
19º GB
Esplendor São Miguel
GCM Sergio Luis Ribeiro
GCM de Atibaia
Esplendor São Miguel
2º Sgt PM Cristiano Pinha Guedes
3ª Cia - 34º BPM/I
Esplendor São Miguel
Dr. Eliezer Pereira Martins
Advogado
Esplendor São Miguel
Maj PM Eduardo Luiz Tavares
S Cmt 19º GB
Esplendor São Miguel
Cb  PM Claudio Marcelino Carneiro
19º GB
Esplendor São Miguel
Al Of PM Fernando Genauro da Silva
Pres DA XV Dezembro APMBB
Esplendor São Miguel
Frederico Augusto Artioli Loureiro
Ass Coml Dir Mercado Mun S. Miguel Pta
Esplendor São Miguel
3º Sgt PM Gerson Soares da Silva Junior
CPA/M-1
Esplendor São Miguel
3º Sgt PM Henrique Manzano Luperini
CPA/M-1
Esplendor São Miguel
Thiago S. B. Oliveira Lima
Gerente B.B.
Esplendor São Miguel
Pr. Dr. Safan Soares dos Santos
Igr. Comunidade Plenitude Palavra
Esplendor São Miguel
Maj PM Marcos José da Costa
Coord Op. “2 de Ouro”
Esplendor São Miguel
Cap PM Rogerio Mariano de Lima
50º BPM/I
Esplendor São Miguel
Pr. Dr. Carlos Antonio da Silva Santos
Pr. e Juiz Arbitral UNICSul
Esplendor São Miguel
Dr. Antonio Fernando Reginato
mmdc Jaú
Esplendor São Miguel
Marcus Tadeu Almeida do Carmo
mmdc Jaú
Esplendor São Miguel
Victor Lucas de Freitas Rosa
Ass Parl Cel Telhada
Esplendor São Miguel
Maj PM Arthur Velloso Júnior
34º BPM/I
Esplendor São Miguel
Marcelo Covatz
Secr MMDC Gen. Euclydes Figueiredo
Esplendor São Miguel


NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
Pr. José Marcelino de Freitas
Pr. Igr. Assembléia de Deus Min. Belem
Mérito Constituc.
2º Ten PM Silvio Marcelino de Freitas
Última OPM: CIAF
Mérito Constituc.
2º Ten PM Robson Veríssimo da Silva
Pr Igr Ass de Deus
Mérito Constituc.
2º Ten PM Nailton Moura da Silva
Pr Igr Ass de Deus
Mérito Constituc.
1º Sgt PM Adgerson Ferreira de Freitas
ESSgt
Mérito Constituc.
Cb PM Gilberto Ribeiro Bastos Junior               
DEC (Obelisco)
Mérito Constituc.
1º Sgt PM Teddy Ralf Souza Costa
C Mil
Mérito Constituc.
Sd PM Carlos Eduardo Nascimento de Lima
C Mil
Mérito Constituc.
Sd PM Danny Antonio de Barros
C Mil
Mérito Constituc.
Ten Cel PM Fernando Cesar Lorencini
C Mil
Mérito Constituc.
Maj PM Fábio Orlando Camargo
C Mil
Mérito Constituc.
Maj PM José Aquiles Brunetti
C Mil
Mérito Constituc.
Cap PM Adriano Ferreira Brito
C Mil
Mérito Constituc.
Cap PM Carlos José Benassi
C Mil
Mérito Constituc.
1º Ten PM Aline Betânia de Mattos Carvalho Signorelli
C Mil
Mérito Constituc.
Sub Ten PM João Barbato Neto
C Mil
Mérito Constituc.
1º Sgt PM Roberto Carlos Policarpo
C Mil
Mérito Constituc.
3º Sgt PM Alessandro Chagas Rosa
C Mil
Mérito Constituc.
Cb PM Roberto Donizete de Camargo
C Mil
Mérito Constituc.
Mauricio de Oliveira Pinterich
Indicado Cel Homero C Mil
Mérito Constituc.
Mariana Gomes Primo
MMDC Leste
Mérito Constituc.
Sra. Oritia Abreu Serafim
Soc Vet 32-MMDC
Mérito Constituc.
Sr. Rodrigo Gutemberg
Artista plástico apoiador mmdc
Mérito Constituc.
Dr. Sidnei Lobo Pedroso
Pres. Comiss Dir OAB SP
Mérito Constituc.
Cb PM Luciano Pires
3º GB
Mérito Constituc.
Sd PM Erica Elizabeth Bovenschen
APMTJ
Mérito Constituc.
Haroldo Eiji Matsumoto
Empresaria
Mérito Constituc.
Antonio Manaces Novais Gomes
Empresario
Mérito Constituc.
Alexandra Andrzejewski Novais Gomes
Empresaria
Mérito Constituc.
Sd PM Luis Carlos Guerra
34º BPM/I - CPI 2
Mérito Constituc.
Sd PM Renata Rodrigues dos Santos
1° BPM/M
Mérito Constituc.
Sd PM Hudson Dener de Aragão Alves
1° BPM/M
Mérito Constituc.
Ten PM Rafael  Pereira Correia
GRPAe
Mérito Constituc.
Sd PM Robson Cypriano Alves
16°BPM/M
Mérito Constituc.
Sd PM Everton Marques Araujo
4° Cia do 15° BPM/M
Mérito Constituc.
Sd PMGilberto dos Santos Ferreira
2° Cia do 46º BPM/M
Mérito Constituc.
Sd PM Cassio Vinicius Amaro Bonholi
1° Cia do 37°BPM/M
Mérito Constituc.
1º Sgt PM Wagner Oliveira do Espírito Santo
Escola Ed Fís PMESP
Mérito Constituc.
Cel PM Alexandre Marcondes Terra
Pres. PMs de Cristo
Mérito Constituc.
Cel PM Evandro Teixeira Alves
Dir. PMs de Cristo
Mérito Constituc.
Pr. Ageu Soares dos Santos
Pr. Igr. Assembléia de Deus Min. Belem
Mérito Constituc.
Cap PM Claudio Teixeira Alves
ESSgt
Mérito Constituc.
1º Sgt PM Cicero André Aguiar da Silva
C Com Soc
Mérito Constituc.


NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
2º SGT PM BENEDITO ALCINDO C. MORAES
Bombeiro Guarulhos
constitucionalista
CAP PM ADRIANO JOSÉ BARUFFALDI
Escola Superior De Bombeiros
constitucionalista
1º TEN PM VICTOR A. DE CARVALHO E SILVA
Escola Superior De Bombeiros
constitucionalista
CEL PM JOSÉ PAULO MARCOLINO ROSA
Chefe De Gabinete Cel. Telhada
constitucionalista
2º TEN PM JOSÉ R. NONATO DE OLIVEIRA
Assessor Cel. Telhada
constitucionalista
SUB TEN PM MARCELO DONIZETE PINGE
ROTA
constitucionalista
CB PM ALTAIR MAZZOLINI
ROTA
constitucionalista
CB PM CASSIO APARECIDO H. DE ALMEIDA
ROTA
constitucionalista
GCM ANDERSON TROFINO
Secretário De Segurança Atibaia
constitucionalista
GCM REINALDO SANTOS
Inspetor Chefe Gcm Atibaia
constitucionalista
SD PM SAMUEL LAUER
Coord Estadual CONSEGS
constitucionalista
PC ANA PAULA DE OLIVEIRA
Coord Estadual CONSEGS
constitucionalista
SD PM BARBARHA FERNANDA PEREIRA
3ª CIA - 51 BPM M
constitucionalista
ALBERTO JOSÉ MACEDO FILHO
Secretário Transportes do Estado
constitucionalista
EDEN PREBIANCA GONÇALVES HIURA
9 BPM/M - FORÇA TÁTICA
constitucionalista
S.Ten. EB IVANILDO GARCIA DE OLIVEIRA
2ª REGIÃO MILITAR
constitucionalista
JEANIS MICHAIL PLATON FUNDAMAR
SÃO SEBASTIÃO
constitucionalista
CB PM André Ricardo Bitencourt
9 BPM/M - FORÇA TÁTICA
constitucionalista
CB PM Milena de Souza Lewin
CSM/MTEL
constitucionalista
DRA. NAIR DA CONCEIÇÃO GERAGE CIPRIANO
MMDC ATIBAIA
(Nascida na Revolução de 1932)
constitucionalista
GCM ANA CRISTINA N. AFFONSO GABRIEL
GCM ATIBAIA
M.M.D.C.
GCM ANDRÉ LUIS DOS SANTOS PINTO
GCM ATIBAIA
M.M.D.C.
GCM CLAUDIO MESSIAS GONÇALVES
GCM ATIBAIA
M.M.D.C.
GCM FELIPE MAGDALENO DESPEZZI
GCM ATIBAIA
M.M.D.C.
GCM ERIK TADEU DE OLIVEIRA
GCM ATIBAIA
M.M.D.C.
GCM MERARI MORETI
GCM ATIBAIA
M.M.D.C.
CB PM MARCIO APARECIDO CINTRA
3º CIA/ FT/ ATIBAIA
M.M.D.C.
CB PM BRUNO CARDOSO ANDRADE
3º CIA/ FT/ ATIBAIA
M.M.D.C.
CB PM PAULO CÉSAR MESSIAS
3º CIA/ FT/ ATIBAIA
M.M.D.C.
SILVIO FERREIRA
Coord Estadual CONSEGS
M.M.D.C.
1º TEN PM PAULO E. DAS CHAGAS DE SOUZA
BOMBEIROS ATIBAIA
M.M.D.C.


NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
Ten Cel PM Homero de Giorge Cerqueira
C Mil - Ch Dptº Seg Pol Com e Seg Dignitários
Colar Heróis de 32
3º Sgt PM Aurino Sales da Costa
Pres. Cristopol Brasil
Colar Heróis de 32
Sra. Valéria Cristina Petrella
Assessora Parlamentar do Cel Telhada
Colar Heróis de 32
Cap PM Marcelo Medeiros de Souza
GBMar – 4º SGB
Med. Heróis de 32
Cap PM Marcelo Cornejo Noronha
4º BPM/I – 4ª Cia
Med. Heróis de 32
Cap PM Marcelo Dias Pereira
2º BPM/I
Med. Heróis de 32
Sub Ten PM Edilson Messias Padilha
APMAL
Med. Heróis de 32
Pol Civil José Ceoloni
DEINTER 7 – Sorocaba/SP
Med. Heróis de 32
Cb PM Hoffman Capua Pantoja
1ª Cia do 1º BPChq
Med. Heróis de 32
Sd PM Jorge Luiz Fernandes Barbosa
Correg PM (3ª Cia do 12º BPM/M)
Med. Heróis de 32
3º Sgt PM Rosalin Dias Primo
ESSgt
Estatueta
Cb PM Gustavo Ferreira Vasconcellos
“2 de Ouro”
Estatueta + Diploma
Cb PM Dorismar Dantas Anjos Nascimento
Mmdc leste
LMP – 1º Grau
Sra. Adeneia Carvalho Santana
Colégio Tobias Aguiar
Honraria Emérita






- O Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC: Cel PM Mario Fonseca Ventura conjuntamente com o Pres. do Núcleo MMDC Leste:Major Natanael, Parabenizam a todos os Recipiendários pelo agraciamento com tão importantes honrarias eméritas: “Que nosso Criador sempre dê cada vez mais Luz, para cultuarmos a história de nossos Mártires e Heróis Revolucionários de 1932, Resgatando o Civismo, as Virtudes e Amor à Patria”!
                                 Parabéns a Todos ! ! ! Or. S.P., 29/06/16.


“Pro Sancto Paulo Fiant Eximia!”- “Por São Paulo, Façam-se Grandes Coisas!”
Demorada a entrega das honrarias. Passam das 22 horas quando a sessão solene é encerrada. MAGALHÃES, gentilmente, transporta-me até GUARULHOS. Durante o trajeto até a minha residência, conversamos muito sobre a criação do Núcleo no Tribunal de Contas.

Um cidadão revoltado decidiu atacar o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) em São Paulo na madrugada desta quinta-feira, 30. A informação foi confirmada pela própria legenda que elegeu a presidente afastada Dilma Rousseff. O PT publicou algumas fotos da destruição em suas redes sociais, como a imagem desta reportagem, que exibe uma porta de vidro completamente destruída. De acordo com o UOL, o episódio teria ocorrido por volta de 1h15. 
No momento em que o homem revoltado decidiu tomar a atitude, um segurança estava a postos e ouviu tudo o que acontecia. Ela ainda teria avistado o homem utilizando uma picareta para entrar no prédio. A Polícia Militar foi chamada. Profissionais da segurança então levaram o cidadão de carro até à delegacia mais próxima, onde ele foi acusado de depredação de patrimônio particular. De acordo com uma fonte da Blasting News, o homem teria dito que seu ato foi político e contra a corrupção, negando que quisesse roubar qualquer coisa. 
A Secretaria Pública de São Paulo, no entanto, oficialmente, não confirma que o ataque tenha ocorrido por motivos políticos. O ex-Ministro da Saúde do governo Dilma, Alexandre Padilha, foi um dos nomes do partido que lamentou o episódio. Em um post no Twitter, ele escreveu dando a entender que o ato de depredação realmente foi político: "Escuridão sobre a tolerância e democracia".
É bom lembrar que a sede do Partido dos Trabalhadores (PT) foi alvo da operação 'Custo Brasil' na semana passada. O diretório foi cercado por policiais federais, que adentraram na instituição, recolhendo documentos, fazendo fotos e levando tudo o que era preciso. A Justiça, em seu parecer que oficializou o mandado de busca e apreensão, solicitou que os agentes olhassem até possíveis compartimentos secretos dentro do prédio.
Além das apreensões, várias pessoas ligadas ao partido foram presas. Uma delas foi o ex-Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Nesta quarta-feira, 29, ele foi solto pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. 

Os militares estão preocupadíssimos com o “grau” de desmoralização pública e o crescente envolvimento em “atos de desonestidade explícita” da classe política no Brasil.  Esse assunto deixou de ser tabu no “seio das forças armadas” e já passou a ser voz recorrente nas reuniões das quais participam “Oficiais Superiores” responsáveis pelo planejamento estratégico da segurança interna do país.  Para os militares é tempo de reflexão. Se nada mudar, de AÇÃO!
Em recente pronunciamento, com a presença dos três chefes militares – Marinha, Exército e Aeronáutica, o novo ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que um dos maiores problemas do governo do presidente em exercício Michel Temer para tirar o Brasil da crise “é que parte do Congresso é de réus”.  Para Jungmann que é  também é parlamentar, “Se há inteligência no Congresso, e eu acho que há, todos sabem que chegou ao fundo do poço”. Apontou, como solução, que a Operação Lava Jato vá às últimas consequências, sem interferências.
Para quem imagina que os militares “dormem em berço esplêndido” é bom informar que foram eles,  que na sexta, dia que antecedeu a votação da autorização para abertura do  processo de impeachment,  ALERTARAM  Dilma Rousseff que a “decretação” de Estado de Defesa, “cogitado” publicamente pela equipe presidencial era muito perigoso e que não dariam “apoio”  a uma aventura constitucional.
Para a tarefa de colocar o “guizo na gata”  foi escolhido um dos comandantes que chegando ao palácio, fez as referências de “estilo” que eram dispensadas a Presidente e o recado duro e inflexível foi dado: “As  Forças Armadas não darão suporte a uma aventura”. Bateu continência, deu meia volta e foi embora sem olhar para traz.  Deixou “órfãos” os que sustentavam o “golpe bolivariano”!

Um jovem de 19 anos foi morto dentre de seu carro no LAJEADO, zona leste da capital, nesta madrugada. estava parado em um VOLKS GOL quando um homem conduzindo uma motocicleta se aproximou atirando diversas vezes contra a vítima. O resgate foi chamado, mas PAULO BRAZ DA SILVA JÚNIOR morreu no local. Ele foi baleado na cabeça, tórax e ombro. A polícia acredita que nada do veículo foi levado porque o celular, carteira e pertences pessoais estavam dentro do carro. Nenhuma testemunha conseguiu anotar a placa da moto. O caso será investigado pela DHPP. Ninguém foi identificado e preso. Os agentes vão chamar as testemunhas para prestarem depoimento. O caso foi registrado como homicídio simples.

Imbatível. Assim é o PALMEIRAS em casa no atual BRASILEIRO. O líder manteve 100% de aproveitamento e bateu o FIGUEIRENSE, por 4 a 0, no ALLIANZ PARQUE. Artilheiro da noite, GABRIEL JESUS fez valer a sua convocação para a OLIMPÍADA do RIO, anunciada na quarta-feira.
O menino de ouro do VERDÃO marcou duas vezes e ajudou o time a se manter na liderança isolada, com 25 pontos, três à frente do CORINTHIANS.
Artilheiro da PONTE PRETA com cinco gols no CAMPEONATO BRASILEIRO, FELIPE AZEVEDO deixou sua marca, mas, hoje, ele dividiu os holofotes com WILLIAM POTTKER na vitória por 3 a 0 sobre o SANTA CRUZ, no ARRUDA. Com dois do camisa 21 e um de AZEVEDO, a PONTE chegou a 17 pontos, mantendo-se na zona intermediária da tabela. O SANTINHA sofreu a quarta derrota consecutiva e segue na vice-lanterna.

O BRASIL não temais nenhum representante nas disputas de simples do torneio de WIMBLEDON, em LONDRES. Isso porque THOMAZ BELLUCCI, número 62 do mundo, foi hoje eliminado na segunda rodada da competição pelo norte-americano SAM QUERREY, por 3 sets a 0. O duelo havia começado na quarta-feira, mas, conta da chuva, foi interrompido. A notícia boa para BELLUCCI é a sua confirmação na OLIMPÍADA do RIO. Hoje, os participantes do torneio foram divulgados e o nome do tenista aparece na lista.

Figura símbolo da corrupção no país, o bicheiro CARLINHOS CACHOEIRA foi preso hoje acusado de participação em um mega-esquema de desvio de dinheiro público que pode ter lavado 370 milhões de reais em obras viárias pelo país e nos jogos Pan-Americanos DE 2007.
Também foi detido o empresário ADIR ASSAD, já condenado na OPERAÇÃO LAVA JATO. FERNANDO CAVENDISH, ex-presidente da empreiteira DELTA, teve a prisão decretada, mas está no exterior. O empresário MARCELO JOSÉ ABBUD, que estava fora do país, se entregou no fim da tarde em SÃO PAULO. Todos foram transferidos hoje mesmo para o RIO DE JANEIRO.
Segundo as investigações, os acusados, “associados em quadrilha”, usaram empresas fantasmas para transferir cerca de 370 milhões, obtidos pela DELTA direta ou indiretamente por meio de crimes praticados contra a administração pública, para o pagamento de propina a agentes públicos.
O Ministério Público Federal do RIO já ofereceu denúncia contra CAVENDISH, CACHOEIRA, ADIR ASSAD e mais 20 pessoas por envolvimento num esquema de lavagem de verbas públicas federais. Para o MPF, o então dono da DELTA era o líder da organização criminosa. A relação entre CACHOEIRA e CAVENDISH veio à tona na OPERAÇÃO MONTE CARLO e a CPI do CHACHOEIRA, em 2012.
De acordo com investigação do MPF, 96,3% do faturamento da DELTA entre os anos de 2007 a 2012 era oriundo de verbas públicas, totalizando um montante de quase 11 bilhões de reais. Os procuradores afirmam que os quase 400 milhões de reais lavados passaram por 18 empresas de fachada por meio de contratos fictícios.
Os recursos eram sacados em espécie para o pagamento de propina a agentes públicos para impedir o rastreamento das verbas.
A investigação apontou que os montantes desviados tiveram aumentos significativos em anos de eleições. A quadrilha sequer se preocupou em abrir sedes para essas empresas, que também não tinham funcionários e receita e movimentação financeira totalmente fora dos padrões. Parte do esquema teria sido delatado por ex-executivos da ANDRADE GUTIERREZ investigados na OPERAÇÃO LAVA JATO.
A OPERAÇÃO MONTE CARLO, de fevereiro de 2012, prendeu CARLINHOS CACHOEIRA sob a acusação de que ele comandava uma quadrilha que explorava o jogo ilegal em GOIÁS. Na operação, foi apurado que vinha da DELTA grande parte do dinheiro repassado às empresas fantasmas de CACHOEIRA. De acordo com o MPF, CAVENDISH mantinha contato frequente com o bicheiro para que ele opinasse sobre assuntos relativos à DELTA. Após o escândalo vir à tona, CAVENDISH deixou o comando da DELTA. A empresa pediu recuperação judicial depois do escândalo.

Uma personagem conhecida dos escândalos envolvendo o bicheiro CARLINHOS CACHOEIRA reapareceu. ANDRESSA MENDONÇA, a mulher do contraventor, foi a responsável por contatar o advogado NABOR BULHÕES, às 7 horas de hoje, e pedir ajuda diante da prisão do marido pela Polícia Federal, num condomínio de luxo em GOIÂNIA. Ela enviou o mandado de prisão por e-mail ao advogado, segundo BULHÕES.
ANDRESSA atraiu os holofotes em 2012 por conta das roupas e objetos de grife e do apoio ao marido em meio a diversas acusações de práticas criminosas que pesavam sobre ele e também por conta de um fator sentimental. Ela foi casada com o senador WILDER MORAES, que era suplente do então senador DEMÓSTENES TORRES. ANDRESSA deixou WILDER para viver com CACHOEIRA.
DEMÓSTENES foi cassado por ter colocado o mandato à disposição do contraventor. WILDER assumiu o mandato e segue senador. Depois da soltura de CACHOEIRA, em dezembro de 2012, ANDRESSA chegou a anunciar o fim do casamento. BULHÕES disse, no entanto, que eles voltaram e tiveram um filho, recém-nascido. “A ANDRESSA estava chorando e profundamente abalada”, disse o advogado.
CACHOEIRA tem diversas condenações na Justiça Federal. Suas penas chegam a quase 40 anos de prisão, no entanto, ele ficou preso somente por nove meses e recorre em liberdade.

Solto na noite de quarta-feira, o ex-ministro PAULO BERNARDO declarou ser inocente, criticou sua prisão e afirmou que o Ministério do Planejamento, pasta que comandou, não possui contrato com a empresa CONSIST. Ele foi preso na quinta-feira da semana passada, durante a OPERAÇÃO CUSTO BRASIL, acusado de ter recebido mais de 7 milhões de reais de um esquema que desviou 100 milhões de reais da pasta.
“Sou inocente. Isso vai ficar demonstrado. Acho que essa prisão não era necessária porque eu estava em local determinado, me coloquei à disposição da Justiça e durante três meses não fui chamado”, atacou. A prisão foi revogada quarta-feira pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI.

Depois da decisão de TOFFOLI, o Juiz PAULO BUENO DE AZEVEDO, que autorizou a detenção de BERNARDO, revogou a prisão de outros sete investigados. “Minhas despesas pessoais são pagas com o meu salário”, respondeu BERNARDO, marido da senadora GLEISI HOFFMANN.     

Nenhum comentário: