quarta-feira, 6 de julho de 2016

4 DE JULHO DE 2016 - SEGUNDA-FEIRA

COMEMORAÇÃO DO 84º ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32 NO INSTITUTO DE ENGENHARIA, EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL - ENTREGA DO COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH

DIA    Q U A T R O     DE     J U L H O      DE       2016      -      SEGUNDA-FEIRA.
79 anos, seis meses e 7 dias de idade
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 361º DO ANO 66º - MÊS 12º
58 anos e 31 dias na PMESP.
57 anos e 144 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 750 dias – 496 088 horas.
52 anos e 302 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 115 dias no Posto de Coronel – 339 meses e 23 dias.
4 anos e 361 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 401 dias CORONEL - 24 anos e 203 dias na reserva.
10 957-262 812                        10 401-249 452                               10 663-249 088.
DIA DE SANTO ULRICO. Nasceu na ALEMANHA no ano de 890. Sua conselheira foi SANTA VIBORADE. Tornou-se bispo de AUGSBURGO, em 925, sucedendo SANTO ADALBEROM, de quem havia sido secretário, nomeado por SÉRGIO III. Encontrou o bispado em estado deplorável: a catedral havia sido destruída pelos húngaros e os fiéis estavam dispersos. Nessa invasão húngara, quando AUGSBURGO foi sitiada, SANTO ULRICO organizou a resistência. Salvou a ALEMANHA de uma guerra civil iminente em 954. Morreu em 973.

DIA DO COOPERATIVISMO (DIA COMEMORATIVO DO COOPERATIVISMO MUNDIAL IDEALIZADO PELA ONU)
DIA DO OPERADOR DE TELEMARKETING
INDEPENDENCE DAY (DIA DA INDEPENDÊNCIA), NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
FERIADO MUNICIPAL DE COIMBRA
ROMA ANTIGA – DIA DE PAX – DEUSA DA PAZ

O dia 4 de julho, no calendário hagiográfico da Igreja Católica, é dedicado a SANTA ISABEL, rainha de PORTUGAL, filha de PEDRO III do Reino de ARAGÃO, onde ela nasceu em 1271 e foi casada com DOM DINIZ, Rei de Portugal, cuja Corte tornou-se foco de intensa vida literária, por motivo da participação ativa do régio trovador, célebre por suas “cantigas de amor” e “cantigas de amigo”, além das “baladas e pastorelas”, impregnadas de profundo lirismo.
ISABEL, sobrinha neta da filha homônima do rei ANDRÉ II DA HUNGRIA, da dinastia Arpadiana e chefe da 5ª Cruzada, era devota de sua tia, também canonizada pela Igreja, em 1235. Em PORTUGAL, a memória de SANTA ISABEL, conhecida como RAINHA SANTA, é intensamente cultuada pelo povo, sobretudo na cidade de COIMBRA, banhada pelo histórico MONDEGO, onde a Rainha, após da morte do marido, ocorrida em 7 de janeiro de 1325 (do calendário juliano), internou-se no Convento de SANTA CLARA, que mandou reconstruir, sob o hábito das Irmãs Terceiras da Ordem de  SÃO FRANCISCO DE ASSIS, quando contava 55 anos de idade, a fim de entregar-se à prática da caridade e filantropia em prol dos pobres e doentes dessa região, e onde jaz seu corpo junto do altar-mór, num artístico sarcófago, em cumprimento à verba do seu último testamento, ditado em 1327.
A piedosa Rainha, a despeito das humilhações suportadas com as infidelidades conjugais do marido, sobreviveu onze anos à sua morte, falecendo no dia 4 de julho de 1336, numa quinta-feira, aos sessenta e cinco anos, afastada, de seu retiro de SANTA CLARA, na cidade de ENTREMÓZ, sob inclemente calor do verão europeu, vítima de pertinaz moléstia, de onde seu corpo foi transportado até COIMBRA, vencendo a distância de seis léguas, sem qualquer sinal de deterioração, e cuja incorruptibilidade, confirmada em 26 de março de 1612, fora considerada prova inquestionável de sua santidade.
Ali repousa a Rainha Santa, a quem a população atribui inúmeros milagres, sobretudo o “das rosas”, que FERNANDO BARROS LEITE relata numa exaustiva biografia (“O Rei Dom DINIZ e a Rainha SANTA ISABEL”, ed. 1993), louvado nos melhores autores coevos, e que alcançou a glória dos altares no pontificado de URBANO VIII, no dia 25 de maio de 1625, festivamente comemorado em LISBOA, COIMBRA, MADRID e SARAGOÇA.
Aliás, na Sé Catedral desta histórica cidade da ESPANHA, às margens do EBRO, celebram-se festas em memória da nobilíssima Rainha, havendo na alcova onde ela nasceu em 1271, uma lápide de mármore com a data de seu nascimento, além da indicação de sua nobre ascendência e condição de mulher de Dom DINIZ, rei de PORTUGAL, em como a de sua canonização, no referido ano de 1625, pelo citado PAPA URBANO VIII. Vale notar que nesse pontificado, que durou vinte e um anos, não houve outra canonização, exceto o de SANTA ISABEL, sendo sua festa, inicialmente fixada para o dia 8 de julho, por concorrer no dia 4 a oitava dos apóstolos PEDRO e PAULO, acabou sendo modificada pelo PAPA BENTO XIV, que autorizou   a comemoração no dia de sua morte, a 4 de julho de cada ano.
Na capital bandeirante, os devotos de SANTA ISABEL, liderados pelo saudoso padre napolitano CIRO TURINO promoveram um movimento comunitário para a construção de uma igreja em sua homenagem, hoje situada na Alameda RAINHA SANTA, 323, VILA SANTA ISABEL, entre as Vilas FORMOSA e VILA CARRÃO, no bairro do TATUAPÉ, no mesmo local onde havia uma capela consagrada por MARIETA TEIXEIRA DE CARVALHO à memória da orago, obedecendo sua edificação a um projeto de BENEDITO CALIXTO NETO, cuja magnífica torre, medindo 93 metros de altura, servida por extensa escadaria de 407 degraus, foi inspirada na Catedral de SANTA MARIA DEL FIORE, em FLORENÇA, na ITÁLIA. A entrada do templo, dotada de três grandes portas, simboliza a SANTÍSSIMA TRINDADE, enquanto os vitrais, sobretudo os do fundo, retratam os diferentes momentos da vida da Padroeira que salvou a dinastia portuguesa, ameaçada pelas divergências entre seu falecido marido e pretendentes da coroa, além da alusão ao célebre “MILAGRE DAS ROSAS”, segundo o qual a piedosa Rainha, ao ser surpreendida pelo marido, no momento em que distribuía moedas de ouro aos operários do convento de SANTA CLARA, as peças de metal, transformaram-se em flores no regaço da Rainha !
Patrona espiritual da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO, seu glorioso nome foi atribuído com inegável merecimento ao hospital anexo ao prestimoso nosocômio paulista, situado na Rua DONA VERIDIANA, quando de sua solene inauguração em 1972, na gestão do Provedor CRISTIANO ALTENFELDER SILVA, ato esse que constou com a presença de inúmeras autoridades, inclusive o então presidente da República GENERAL EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI, que percorreu, na ocasião, algumas de suas modernas dependências.

1050 a. falece o PAPA BENTO V, em 4 de julho de 966.
962 a. supernova que deu origem à nebulosa do CARANGUEJO é observada por astrônomos chineses no dia 4 de julho de 1054. Seu brilho era tão forte que foi possível vê-la durante o dia por algumas semanas, e durante a noite por dois anos. Foi o maior evento do gênero já registrado.
829 a. SALADINO derrota os cruzados comandados por GUY DE LUSIGNAN, na BATALHA DE HATTIN, em 4 de julho de 1187.
680 a. falece a Rainha SANTA ISABEL, mulher de dom DINIS, em 4 de julho de 1336.
247 a. nasce o padre AGOSTINHO GOMES, na BAHIA, em 4 de julho de 1769. Quando seu pai morre, ele herda uma grande fortuna, abandona o estudo religioso para se dedicar às ciências naturais, economia, política e literatura. Faz uma grande doação de livros à Biblioteca Pública da BAHIA. Eleito deputado pelo Estado, não exerce o mandato, alegando motivos particulares. AGOSTINHO GOMES é um dos célebres veteranos da INCONFIDÊNCIA BAIANA de 1798. Deixa várias obras originais e traduções científicas e literárias. Falece em SALVADOR no dia 19 de fevereiro de 1842. Para homenagear AGOSTINHO GOMES, uma rua leva o seu nome no bairro do IPIRANGA.
240 a. da INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS, em 4 de julho de 1776. O Congresso de FILADÉLFIA aprova por unanimidade a declaração de independência das 13 Colônias da União norte-americana.
227 a. falece CLÁUDIO MANUEL DA COSTA, em 4 de julho de 1789, quarenta dias depois de ter sido preso, acusado de integrar a conspirata contra o domínio português. Quem visita a CASA DOS CONTOS, o mais imponente casarão de OURO PRETO, não escapa de ser apresentado ao cubículo em que o poeta foi encontrado morto – suicídio, segundo a versão oficial; assassinato pelos algozes, segundo suspeita que atravessa os séculos. CLÁUDIO tinha 60 anos e era solteiro. Na poesia, como era moda entre os chamados “árcades”, ele cantava as belas pastoras DALIANA, VIOLANTE, NISE, EULINA – esta última tão branca que “parece escura a neve em paralelo”. Na vida real, escassas que eram tais musas, amou a negra FRANCISCA CARDOSA, escrava cuja alforria comprou de um vizinho. Teve duas filhas com ela – FRANCISCA e MARIA. O poeta, homem rico, foi reduzido a zero. Teve todos os bens, das fazendas às roupas e aos 406 livros, seqüestrados pela coroa portuguesa. Seus netos e filhos foram declarados infames. Uma das propriedades de CLÁUDIO era a fazenda da VARGEM, lá junto ao ITACOLOMI, no caminho entre OURO PRETO e MARIANA. Ela mudou de mãos várias vezes, desde que foi do poeta. Mas os descendentes continuaram por ali. Por liberalidade dos novos donos, segundo supõe INÁCIO MUZZI, foi-lhes permitido continuar na franja da fazenda denominada AREIÃO. Até três ou quatro décadas atrás, distribuídos em nove casas, formavam uma comunidade fechada que, para não dividir a terra, só casava entre si, primo com prima. Parentes de MUZZI possuíam uma fazenda vizinha e sabiam, desde que um tio-bisavô do jornalista, o historiador DIOGO DE VASCONCELOS, pesquisara o assunto, que o pessoal do AREIÃO descendia de CLÁUDIO. Aos poucos, a comunidade foi se dispersando, expulsa pela penúria. Em 2007, vive no AREIÃO, ALBERTA MAIA GOMES, a “ALBERTINA”, de 79 anos, nove filhos, 36 netos, nove bisnetos, uma brasileira pobre, igual a muitas outras. Ela é descendente do infeliz inconfidente e poeta de reconhecidos méritos, CLÁUDIO MANUEL DA COSTA. Quem conta a sua história é o jornalista mineiro INÁCIO MUZZI. Na edição de julho de 2007 da REVISTA DE HISTÓRIA da Biblioteca Nacional ele a contou num artigo.
215 a. nasce D. ISABEL MARIA, filha de D. JOÃO VI e de D. CARLOTA JOAQUINA, no Palácio de QUELUZ, a 4 de julho de 1801, e falece solteira em BENFICA, no dia 22 de abril de 1876. Está sepultada no PANTEÃO DE SÃO VICENTE DE FORA. Por ser D. ISABEL MARIA a única filha de D. JOÃO residente em LISBOA e estando doente o rei, foi nomeada uma Junta de Regência, que seria presidida por ela e composta pelo cardeal-patriarca eleito, pelo DUQUE DE CADAVAL, pelo MARQUÊS DE VALADA, pelo CONDE DOS ARCOS e pelos seis ministros de Estado. Quatro dias depois do decreto, com a morte do rei, em 10 de março de 1826, ela assumiu o governo de PORTUGAL como regente, enquanto aguardava o regresso de seu irmão D. PEDRO I, imperador do BRASIL, reconhecido como o único herdeiro à sucessão do trono como D. PEDRO IV. Nesse interim, D. PEDRO abdica do trono luso em favor de sua filha, D. MARIA DA GLÓRIA, de apenas sete anos de idade, com o compromisso de que ela se casaria com seu tio D. MIGUEL, que vivia em VIENA, na ÁUSTRIA. A opinião dividiu-se em duas correntes, os liberais e os absolutistas. A ambição de D. CARLOTA JOAQUINA e a ação dos absolutistas resultaram em uma revolta que determinou o regresso e a assunção ao trono de D. MIGUEL, em 1828, chegando então ao fim a participação como regente de ISABEL MARIA, dando-se conseqüentemente, seu afastamento da vida política. 
209 a. nasce GIUSEPPE GARIBALDI, herói da unificação italiana, em 4 de julho de 1807, em NICE. Na época, a cidade pertencia ao Império Francês. Depois do Congresso de VIENA, em 1815, ela voltou a fazer parte do reino da SARDENHA, um dos que formaram a ITÁLIA moderna, mas em 1860 a região seria definitivamente cedida à FRANÇA por meio do TRATADO DE VILLAFRANCA, para enorme desgosto do próprio GARIBALDI. Desde criança, GIUSEPPE demonstrou possuir um caráter rebelde e independente. Recusando-se a estudar, era apaixonado pela vida livre no mar. Aos 12 anos, tentou fugir num barco, com três amigos da mesma idade, para ser marinheiro em GÊNOVA, mas foi detido e reconduzido à família.
Diante da irredutível rebeldia do filho, seu pai, o capitão de navios DOMÊNICO GARIBALDI, desistiu de fazê-lo estudar e permitiu-lhe seguir sua paixão pelo mar. Em 1824, com apenas 16 anos de idade, embarcou no navio COSTANZA e começou uma viagem que o levaria até TAGANROG, na RÚSSIA, passando por ATENAS, ISTAMBUL e ODESSA. O ano de 1883 foi decisivo para a formação política de GARIBALDI. Durante uma de suas viagens a ISTAMBUL, seu navio fez uma breve parada em MARSELHA, onde embarcou um grupo de franceses seguidores de SAINT-SIMON chefiado pelo escritor e comediógrafo ÉMILE BARRAULT. Com seus discursos sobre a liberdade, a religião da humanidade e a justiça social, BARRAULT deu um objetivo concreto aos enseios do jovem GARIBALDI. Tais anseios seriam logo reforçados pela convivência, em TAGANROG, com um marinheiro que lhe apresentou os ideais humanitários e democráticos do movimento GIOVINE ITALIA, sociedade secreta fundada em 1831 pelo pensador genovês de criar na ITÁLIA uma república democrática que unificasse a nação. Naquele mesmo ano, GARIBALDI se encontraria pessoalmente com o próprio MAZZINI e aderiria imediatamente ao movimento. Em 8 de setembro de 1835, GIUSEPPE GARIBALDI embarca para o RIO DE JANEIRO e, ao chegar à capital do BRASIL, passa a circular pela comunidade dos liberais italianos ali residentes. Seu primeiro contato político é com GIUSEPPE STEFANO GRONDONA, um admirador do pensamento de MAZZINI que mantinha relações com os ambientes liberais de MARSELHA e o apresenta aos maçons brasileiros. Em 1836, GARIBALDI funda um braço do movimento GIOVINE ITALIA no RIO DE JANEIRO junto com outros imigrantes italianos como LUIGI ROSSETTI e LUIGI ZAMBECCARI. Por meio desses contatos, GARIBALDI acaba conhecendo BENTO GONÇALVES DA SILVA, líder dos rebeldes republicanos que lutavam contra o império brasileiro no RIO GRANDE DO SUL. Na época, GONÇALVES estava detido no RIO DE JANEIRO, e o nacionalista italiano não só ajuda a organizar sua fuga da prisão como se une à sua causa. Reúne sob o seu comando um grupo de marinheiros italianos e destaca-se com uma série de brilhantes operações conduzidas a bordo do MAZZINI, um barco de pesca transformado em buque de guerra. Participa também da TOMADA DA LAGUNA, capital da província de SANTA CATARINA, em julho de 1939. Em 1839, participa da GUERRA DOS FARRAPOS. Foi ali que o voluntário conhece uma jovem com quem se casa e tem quatro filhos. Seu nome da batismo é ANA MARIA DE JESUS RIBEIRO, mas ela entra para a história como ANITA GARIBALDI. O triunfo dos rebeldes, porém, é breve. Em novembro, o exército brasileiro reconquista LAGUNA e, durante os combates que se seguem, GARIBALDI é atingido por uma bala na garganta, mas é salvo pela pronta intervenção de um cirurgião. Em 1843, luta no URUGUAI contra a ARGENTINA. Somente retorna à ITÁLIA em 1848. Lidera a defesa da REPÚBLICA de ROMA. Em 1860, comanda a “EXPEDIÇÃO DOS MIL”. Em 1867 organiza a última tentativa de tirar ROMA das mãos do PAPA.
GIUSEPPE GARIBALDI falece no dia 2 de junho de 1882, em CAPRERA.
190 a. morre THOMAS JEFFERSON, redator da declaração da independência dos EUA e terceiro presidente do país, em 4 de julho de 1826. Nasceu em 1743.
190 a. morre JOHN ADAMS, segundo presidente dos ESTADOS UNIDOS, em 4 de julho de 1826. Nasceu em 1735.
186 a. conquista da ARGÉLIA por um corpo expedicionário francês, em 4 de julho de 1830.
185 a. morre JAMES MONROE, ex-presidente dos ESTADOS UNIDOS, autor da famosa doutrina MONROE, em 4 de julho de 1831.
183 a. VILA DA HORTA (AÇORES) é elevada a categoria de Cidade, em 4 de julho de 1833.
151 a. publicação de “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”, em 4 de julho de 1865.
148 a. falece Henrietta Swan Leavitt (4 de julho de 1868, Lancaster, Massachusetts12 de dezembro de 1921, Cambridge, Massachusetts) foi uma astrônoma estado-unidense famosa por seu trabalho sobre as estrelas variáveis. Leavitt efetuou seus estudos no Oberlin College e na Society for Collegiate Instruction of Women (Radcliffe College) onde ela descobriu tardiamente a Astronomia. Ao final de seus estudos, em 1892, ela seguiu outros cursos de Astronomia. Em 1895 ela entrou para o Harvard College Observatory como voluntária. Suas qualidades e sua vivacidade de espírito permitiram-lhe ser admitida no quadro permanente de funcionários do observatório sob a direção de Charles Pickering. Leavitt teve poucas possibilidades de efetuar trabalhos teóricos, mas foi rapidamente nomeada à chefia do departamento de fotometria fotográfica responsável pelo estudo das fotografias de estrelas a fim de determinar suas magnitudes, processo que envolvia a comparação do tamanho de uma estrela em duas chapas fotográficas tiradas em tempos diferentes. Ela descobriu e catalogou 1777 estrelas variáveis situadas nas Nuvens de Magalhães. Em 1912, a partir de seu catálogo, ela descobriu que a luminosidade das variáveis cefeidas era proporcional ao seu período de variação de luminosidade. Essa relação período-luminosidade é a base de um método de estimação das distâncias de nebulosas e de galáxias no Universo. Os resultados de Leavitt foram usados por cientistas como Ejnar Hertzsprung, Harlow Shapley e Edwin Hubble e contribuíram significantemente para o desenvolvimento da Astrofísica e da Cosmologia.
133 a. nasce RUBE GOLDBERG, cartunista, em 4 de julho de 1883. Falece em 1970.
130 a. da ESTÁTUA DA LIBERDADE. Foi inaugurada em 4 de julho de 1886. 
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 4 de julho de 1898: moradores da Rua de SÃO JOÃO pedem-nos para saber se poderá a polícia tomar alguma providência contra as meretrizes residentes na Rua de SÃO JOÃO, as quais procedem de maneira a não permitir que famílias que ali moram cheguem às janelas. Será possível uma providência?
Ontem, em um baile que se realizava no IPIRANGA em casa de LANDI GRISIELLO, onde também se achavam oficiais e praças do destacamento local deu-se um conflito havendo pequenos ferimentos. Foram presos os desordeiros.
No mês de junho próximo findo a alfândega de SANTOS arrecadou 3.520:000$000, contra 3.038:000$000 em igual mês do ano passado.
As fortificações de SAN JUAN a CANEY caíram em poder dos americanos depois de sanguinolento combate. A mortandade foi grande de ambos os lados.
As notícias de origem madrilenha sobre o combate de SANTIAGO DE CUBA dizem que foi morto o GENERAL WARREY, americano, estando gravemente feridos da parte dos espanhóis o GENERAL LINARES, CORONEL ARDONEZ e outros oficiais.
Notícias de NOVA YORK dizem que três vasos de guerra americanos desembarcaram tropas em CASILDA e CIENFUEGOS.
117 a das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 4 de julho de 1899: às 8 horas e meia da manhã, quando todos se encaminhavam para o trabalho quotidiano, explodiu um medonho incêndio na LOJA JAPONESA, casa de fogos, cera, chá, rapé, velas, de propriedade dos senhores GARCIA, NOGUEIRA & COMPANHIA,  à Rua SÃO BENTO, 42. Momentos depois um estampido enorme fazia-se ouvir e de todos os pontos do prédio incendiado subiam de envolta com os novelos de fumaça escura, bombas e foguetes, todos numa série de estampidos medonha.
Foi unanimemente despronunciado em sessão do Tribunal de Justiça, o doutor ODORICO GLÓRIA, acusado do crime de envenenamento em SOROCABA.
Temos informações fidedignas de que o presidente do Estado de MATO GROSSO resignou seu cargo. Como esse funcionário era segundo vice-presidente em exercício da presidência e não tinha a quem passar a jurisdição por telegrama a depôs em mãos do doutor CAMPOS SALLES, presidente da República, protestando por não ter recebido auxílios do governo da União.
O Tribunal do Júri do Estado do RIO, sob a presidência do juiz ATAULPHO PAIVA, lavrou sentenças condenando a 30 anos de prisão os réus DEOCLECIANO MARTYR e UMBELINO PACHECO, co-réus no crime de tentativa de morte do doutor PRUDENTE DE MORAES, ex-presidente da República, e assassinato do MARECHAL MACHADO BITTENCOURT.
LONDRES – Os jornais confirmam a notícia que os ESTADOS UNIDOS e INGLATERRA farão reclamações pedindo indenização ao BRASIL, pelo assassinato de três ingleses e três americanos, fato ocorrido no XINGU, pelos índios do AMAZONAS. Os assassinados trabalhavam na extração da borracha por conta de um sindicato.  
116 a. do nascimento de LOUIS ARMSTRONG, trompetista e “jazzman” norte-americano, em 4 de julho de 1900.
110 a. nasce EMÍDIO SANTANA, anarco-sindicalista português, em 4 de julho de 1906. Falece em 1988.
106 a. acordo russo-japonês que estabelece o domínio da RÚSSIA sobre a MANCHÚRIA e que os russos não interfeririam na invasão japonesa na CORÉIA, em 4 de julho de 1910.
106 a. nasce GLÓRIA STUART, atriz estadunidense, em 4 de julho de 1910.
106 a. nasce o ex–combatente do Movimento Constitucionalista de 1932, EDUARDO TONANNI, pertencendo ao 2o. Batalhão Auxiliar da Força Pública, em 12 de julho de 1932, denominado BATALHÃO MARCÍLIO FRANCO, em 4 de julho de 1910. Falece em 3 de maio de 2001.
105 a. (PORTO ALEGRE) Notícias procedentes de PELOTAS informam que o termômetro registrou ontem naquela cidade a temperatura de quatro graus abaixo de zero. O frio deve continuar nos próximos dias. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 4 de julho de 1911).
103 a. Na intenção de atrair atenção para a causa das “sufragettes” (mulheres européias que lutavam pelo direito de votar), a militante fervorosa EMILY WILDING DAVISON deu cabo da própria vida. Ela se atirou diante das patas galopantes do cavalo que pertencia ao rei GEORGE V, na corrida de cavalos de EPSOM, na INGLATERRA, em 4 de julho de 1913. Sua morte repercutiu menos do que a vítima desejava. As manchetes dos jornais do dia seguinte se ocuparam do estado de saúde do jóquei e da proeza do cavalo real, que conseguiu completar a prova. As motivações do suicídio apareceram em meio a uma vasta lista de infrações cometidas por EMILY, como apedrejamento de pessoas e patrimônios públicos e incêndios a caixas de correio. No ano seguinte, com a entrada da INGLATERRA na Primeira Guerra Mundial, o movimento esfriou. As mulheres só conquistaram o direito ao voto em 1928.
100 a. QUIDINHO, filho de EUCLIDES DA CUNHA e ANA, ouviu durante anos os apelos dos amigos e da família que era preciso vingar a morte do pai. Falhou. No dia 4 de julho de 1916, entrou num cartório do RIO atirando em DILERMANDO pelas costas. DILERMANDO tentou fugir. QUIDINHO foi atrás e começou o tiroteio. O filho de EUCLIDES morreu na hora. DILERMANDO ficou semanas no hospital. Quando se recuperou, foi preso. De novo foi achincalhado pela opinião pública. De novo foi absolvido pela Justiça.
  98 a. nasce NELSON MANDELA em 4 de julho de 1918.
  98 a. nasce TAUFA´AHAU TUPOU IV, rei de TONGA, em 4 de julho de 1918. Falece em 2006.
  97 a. presidente peruano JOSÉ PARDO E BARRERA é derrubado e substituído provisoriamente por AUGUSTO B. LEGUIA, em 4 de julho de 1919.
  96 a. falece MAX KLINGER, pintor simbolista, escultor e artista gráfico alemão em 4 de julho de 1920. Nasceu em 1857.
  94 a. nasce no bairro da Chapadinha, Itapetininga, SP, a 4 de julho de 1922, VICTÓRIO NALESSO. Filho de Sr. Moysés Nalesso e de D. Anna da Conceição. Veterano da II Guerra Mundial, o Sr. Victório Nalesso ingressou no Exército Brasileiro em 29 de fevereiro de 1944 no 5º Batalhão de Caçadores, em Itapetininga, SP. Nesta unidade prestou o serviço militar inicial e como voluntário foi aceito para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB), sendo então transferido para o 6º Regimento de Infantaria e desta unidade para o 11º Regimento de Infantaria, com destino ao teatro de operações da Itália, no segundo escalão da FEB, em 22 de Setembro de 1944. Participou de vários combates, dentre eles, Monte Castello e Montese, bem como assistiu a espetacular rendição da 148º Divisão Alemã Panzer em Collechio-Fornovo. Retornou ao Brasil em 05 de setembro de 1945. Da sua participação na II Guerra Mundial, foi condecorado com a medalha de Campanha. É cidadão honorário de Montese, na Itália e sócio benemérito do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga. Co-autorou o livro "Diário de um Combatente" (Scudeler, 2005). Em 28 de Agosto de 2011, foi aclamado Patrono do Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga e, a 2 de junho de 2012, teve sua história de vida publicada em capítulo no livro ITAPETININGA: Heróis Feitos e Instituições (Scudeler, 2012). A turma de Atiradores do TG 02-076, do ano de instrução de 2012, prestou-lhe uma homenagem ao tomá-lo como patrono da turma "Sentinela dos Campos de Itapetininga". Em 5 de novembro de 2013, nas comemorações do 243º aniversário do Município de Itapetininga, recebeu Victório Nalesso a honrosa comenda Medalha Mérito Itapetiningano. Já em 8 de maio de 2015, por ocasião das comemorações dos 70 anos do Dia da Vitória, foi ele agraciado com a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa, ao lado de seu companheiro itapetiningano da FEB, pracinha Argemiro de Toledo Filho. Casado com a senhora D. Lucinda Nunes da Costa Nalesso (in memoriam), ele têm os filhos Ana Nunes, Cleide e João Mateus, os netos Marcelo, Adriana, André e Lídia e os bisnetos Pietro, Cauan e Ettore.
  90 a. nasce ALFREDO DI STÉFANO, ex-jogador de futebol argentino, em 4 de julho de 1926.
  89 a. nasce a atriz GINA LOLLOBRIGIDA em 4 de julho de 1927.
  89 a. nasce NEIL SIMON, teatrólogo e roteirista estadunidense, em 4 de julho de 1927.
  87 a. nasce DARÍO CASTRILLÓN HOYOS, cardeal colombiano, no dia 4 de julho de 1929.
  86 a. morre o famoso escritor escocês, criador do detetive SHERLOCK HOLMES, ARTHUR CONAN DOYLE, em 4 de julho de 1930.
  83 a. MAHATMA GANDHI, líder indiano, é preso por iniciar a desobediência civil. Foi preso na ÍNDIA no dia 4 de julho de 1933. Morou na ÁFRICA DO SUL por vinte anos, defendendo o direito dos hindus. Ao retornar à ÍNDIA, em 1915, deu início a uma luta pacífica pela independência do país do domínio britânico. GANDHI pregou o amor universal e a não-violência.
  82 a. morre MARIE SKLODOWSKA CURIE - MADAME CURIE -, pesquisadora polonesa, em 4 de julho de 1934. Prêmio NOBEL duas vezes. Co-descobridora do rádio e do polônio. Nasceu em 1867.
  79 a. inaugurado no jogo SPORT CLUB DO RECIFE 6 x SANTA CRUZ 5, o Estádio ALDEMAR DA COSTA CARVALHO, popularmente conhecido como ILHA DO RETIRO, em 4 de julho de 1937. O estádio pertence ao SPORT CLUB DO RECIFE.
  79 a. nasce HUGO CARVANA em 4 de julho de 1937, filho da costureira Alice Carvana de Castro e do comandante da Marinha Clóvis Heloy de Hollanda. Era "um ilustre suburbano de Lins de Vasconcelos, que nunca renegou sua origem simples", conforme destaca o perfil no site oficial. O texto reforça que o ator e diretor ficou marcado em sua trajetória por ter "um quê de malandragem".
Na juventude, para conseguir entrar no estádio e torcer pelo Fluminense, costumava se disfarçar de vendedor de balas e ambulante. "Figura obrigatória nas mesas dos bares da noite carioca, cultivou amizade com grandes nomes da boemia e das artes – Roniquito, Ary Barroso, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, foram alguns", diz o perfil.
"Através dessa vivência criou personagens que povoam o universo carioca, como o malandro Dino em 'Vai trabalhar vagabundo'." A primeira vez em que viveu esse tipo de personagem foi em "O capitão Bandeira contra o dr. Moura Brasil" (1970), de Antônio Calmon.
O cineasta e ator Hugo Carvana morreu no dia 4 de outubro de2014, aos 77 anos no Rio. De acordo com o hospital em que Carvana estava internado desde o último domingo (28), em Botafogo, na Zona Sul, ele teve complicações causadas por um câncer no pulmão.
O velório será neste domingo (5) a partir das 9h, no Parque Lage, no Jardim Botânico. O corpo será cremado na segunda-feira (6), em cerimônia fechada para a família no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária.
Ao longo da carreira, iniciada em 1955, Hugo Carvana ficou marcado por retratar o típico "malandro carioca" em suas comédias de costumes. Foi ator de mais de 50 filmes. Dentre as produções que dirigiu, estão "Vai trabalhar, vagabundo" (1973), "Se segura, malandro" (1977), "Bar Esperança, o último que fecha" (1982), "O homem nu" (1996), "Casa da mãe Joana" (2007) e "Não se preocupe, nada vai dar certo" (2009).
"Ele não era somente um ator extraordinário, mas diretor, um intelectual que pensava o Brasil. É uma coincidência triste: Carvana era como José Wilker, um autor, pensava as coisas do Brasil, do cinema, tinha interesse grande pelo estado do mundo”, disse o cineasta e grande amigo Cacá Diegues, lembrando a morte do também ator e diretor José Wilker, em 5 de abril de 2014.
Homenagem no Festival do Rio.
No último sábado (27 de setembro de 2014), o Festival do Rio realizou uma sessão especial de "Vai trabalhar, vagabundo", com cópia restaurada. Os quatro filhos de Hugo Carvana – todos com a jornalista e agora viúva Martha Alencar – estavam presentes: Júlio, Cacala, Rita e Pedro Carvana. Devido à saúde debilitada, o cineasta não pôde comparecer.
"Em nome da família a gente quer agradecer às manifestações dos amigos. O Carvana é um e diretor fundamental para nossa cultura. O Carvana lutou o quanto pode e essa semana infelizmente ele partiu. A homenagem do Festival do Rio foi uma benção. Recuperaram o negativo do primeiro filme dele dirigido em 54. O filme vai passar amanhã [domingo] em Guadalupe. É uma bela homenagem a ele. Ele estava muito feliz com essa edição do festival", disse Julio Carvana, um dos filhos, no hospital.
Na TV Globo, atuou também em novelas como "Corpo a corpo" (1984), "Roda de fogo" (1986), "O dono do mundo" (1991), "De corpo e alma" (1992), "Fera ferida" (1993), "Celebridade" (2003) e "Paraíso tropical" (2007). Um de seus papéis mais conhecidos foi o do repórter policial Valdomiro Pena, do seriado "Plantão de polícia" (1979-1981).
Seu último trabalho como diretor foi "Casa da mãe Joana 2" (2013). Como ator, fez parte do elenco de "Giovanni Improtta" (2013), de José Wilker.
  79 a. nasce THOMAS NAGEL, filósofo estadunidense, em 4 de julho de 1937.
  78 a. falece SUZANNE LENGLEN, tenista francesa, em 4 de julho de 1938. Nasceu em 1899.
  75 a. TITO organiza a resistência na IUGOSLÁVIA, em 4 de julho de 1941.
  75 a. nasce o CORONEL PM Ref ALBINO CARLOS PAZELLI, em 4 de julho de 1941. Meu companheiro da ESCOLA DE OFICIAIS, desde 11 de fevereiro de 1959, (fomos promovido em 7 de setembro de 1963 a ASPIRANTE A OFICIAL).
  74 a. nasce o CORONEL PM Ref AILTON FERRAZ DA SILVA em 4 de julho de 1942. Foi meu Chefe de Estado-Maior, como TENENTE-CORONEL, no CPA/I-8, no ano de 1991, quando comandei esse CPAI, responsável pela região de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Por ocasião de sua promoção ao posto de CORONEL, passei-lhe o Comando em 5 de abril de 1991 e retornei a SÃO PAULO, então transferido para o CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO E ESTUDOS SUPERIORES.
  70 a. proclamada a REPÚBLICA DAS FILIPINAS em 4 de julho de 1946.
  70 a. nasce EDUARDO ROBERTO STINGHEN no dia 4 de julho de 1946, ex-goleiro do CORINTHIANS e da Seleção Brasileira de Futebol em 1970.
  69 a. nasce LUCIANO DO VALLE, locutor esportivo brasileiro, em 4 de julho de 1947.
  68 a. nasce RENÉ ARNOUX, ex-piloto francês da Fórmula 1, em 4 de julho de 1948.
  68 a. falece o escritor MONTEIRO LOBATO em 4 de julho de 1948. Nasceu em 18 abril de 1882. Sua biografia consta da data de seu nascimento, nas páginas de minhas memórias.
  68 a. cólera causa a morte de dez mil pessoas na ÍNDIA, em 4 de julho de 1948.
  64 a. nasce ÁLVARO URIBE VÉLEZ, presidente da COLÔMBIA, em 4 de julho de 1952.
  63 a. falece ÁSTOR PIAZZOLLA, bandoneonista e compositor argentino em 4 de julho de 1953. Nasceu em 1921.
  62 a. do final da COPA DO MUNDO DA SUÍÇA, em 4 de julho de 1954. ALEMANHA 3 (campeã) x HUNGRIA 2 (vice). Com uma situação estável em meio ao caos que tomou conta da EUROPA após a 2ª GUERRA MUNDIAL, a SUÍÇA não teve dificuldade para levar o direito de organizar e sediar a V COPA DO MUNDO. A neutralidade do país na Guerra e os bons resultados nos últimos Mundiais, em 1938 e 1950, fizeram com que a COPA voltasse à EUROPA pela terceira vez. No total, 39 países se inscreveram para participar das eliminatórias, com destaque para JAPÃO, CHINA, EGITO e CORÉIA DO SUL, que estreavam. Eles foram divididos em 13 chaves e apenas 12 seleções se classificaram. O grande destaque do Mundial foi a máquina húngara, que chegara à COPA credenciada pelo título olímpico em HELSINQUE (1952), além de uma invencibilidade que já se prolongava havia quatro anos.
Com goleadas incríveis, a HUNGRIA foi confirmando seu favoritismo. Em todos os jogos, o time conseguiu a incrível marca de dois gols nos primeiros dez minutos. Mas na final, a HUNGRIA perdeu por 3 a 2 para a ALEMANHA, a mesma equipe que havia batido por 8 a 3 na fase classificatória. O Estádio de BERNA assistiu à segunda maior injustiça da história das COPAS, quando o ponta RAHN anotou o gol decisivo a seis minutos do final. Foi a única derrota dos húngaros, justamente na maior decisão da sua história futebolística.
Com uma nova mística, mas ainda com a cena do gol de GHIGGIA na cabeça, o BRASIL reformou a equipe de 1950 e chegou até as quartas-de-final, quando caiu diante da HUNGRIA por 4 a 2. Na estréia, o time passou pelo MÉXICO por 5 a 0, com dois gols do atacante PINGA. DIDI exibiu sua “folha seca” e JULINHO e BALTAZAR selaram a vitória brasileira. No segundo compromisso, uma cena patética promovida pelos jogadores. Um empate com a IUGOSLÁVIA classificava os dois países para a próxima fase, mas ninguém da delegação brasileira sabia disso. O resultado foi uma correria desesperada promovida pelos jogadores dos dois times. O BRASIL lutando para marcar, enquanto os iugoslavos estavam desesperados com a insanidade adversária. O jogo terminou empatado e os brasileiros saíram arrasados do gramado. Muitos choraram no ônibus e sentiram a perda. Tudo em vão, a queda só viria nas quartas-de-final, quando os brasileiros tiveram a HUNGRIA pela frente. O BRASIL não teve a menor chance e ainda proporcionou uma briga antológica com os húngaros. O fato ficou conhecido como a BATALHA DE BERNA, na qual sobrou para todo mundo. Dirigentes, jogadores, jornalistas e torcedores “quebraram o pau” no vestiário e os brasileiros desembarcaram no RIO DE JANEIRO com a pinta de vencedores. Houve taça de campeão e festa para os “nossos heróis”. Foi a primeira COPA em que a Seleção Brasileira atuou com o seu hoje tradicional uniforme: camisetas amarelas e calções azuis. Essa também foi a primeira COPA em que as seleções utilizaram numeração fixa em suas camisetas.   
  57 a. nasce VICTORIA ABRIL, atriz espanhola, em 4 de julho de 1959.
  57 a. nasce a sobrinha da LUCINDA, SÔNIA em 4 de julho de 1959.
  56 a. nasce ROLAND RATZENBERGER, piloto austríaco, em 4 de julho de 1960. Morre em 1994.
  52 a. das anotações realizadas em 4 de julho de 1964 (sábado). ANO 14º - MÊS 12º - DIA 361º - 6 anos e 30 dias na FORÇA PÚBLICA – 42 dias como 2º TENENTE – 289 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Neste sábado temos muita chuva e frio. Somente saio à tarde, tendo conversado com o Soldado JOÃO MARIA MOREIRA.  Conta ele as suas desventuras no Curso de Saúde, estando à pique de não ser promovido no dia 9 de Julho por causa das notas.
Pensava em sair com MARIA, mas o mau tempo nos impediu disso. Assim é que ficamos em casa, assistindo programas de televisão: CHÁ DAS BONECAS – REPÓRTER ESSO – A MARCA DO ZORRO – BONANZA.
Nesta noite o MARACANÃZINHO vibra com a escolha de MISS BRASIL. Assisti no Canal 4 a apresentação das misses em trajes típicos. Dado o adiantado da hora (mais de meia-noite) não assisti a escolha final, mas a paranaense estava bem cotada. 
  51 a. do registro dos fatos acontecidos em 4 de julho de 1965 (domingo). ANO 15º - MÊS 12º - DIA 360º - 7 anos e 30 dias na FORÇA PÚBLICA - 408 dias como 2º TENENTE - 655 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Ouço nesta manhã domingueira o programa da rádio BANDEIRANTES - SUCESSOS EM REVISTA - somente no que diz respeito às músicas colocadas nos primeiros postos e que são as seguintes: 8º - GAROTA MODERNA; 7º - ARRIVERDECI AMORE MIO; 8º - HISTÓRIA DE UM HOMEM MAU; 5º - ARRASTÃO; 4º - MENINA LINDA; 3º - CARCARÁ; 2º - NÃO QUERO VER VOCÊ TRISTE; 1º - SI PIANTI...SI RIDI (décima semana consecutiva em primeiro lugar).
Recebo a visita do Sub-tenente NERCÍLIO, atualmente frequentando o curso de estágio para ingresso no Quadro de Oficiais Auxiliares da Administração. Meu ex-aluno diz que o curso irá até a primeira quinzena de setembro e a promoção a 2º TENENTE deverá acontecer lá pelo dia 18 de setembro. Está atrapalhado na matéria de PORTUGUÊS e pediu-me para lhe fazer algumas composições.
Joga hoje em MOSCOU a equipe do BRASIL. A partida tem início às 13 horas. Nosso selecionado apresenta-se bem e a vitória já se desenhava na etapa inicial. Aos 24 minutos o nosso PELÉ faz o primeiro gol da partida, abrindo o caminho da vitória brasileira. Aos 31 minutos é FLÁVIO quem marca e a etapa inicial termina com 2 a 0 no marcador.
Na etapa complementar ainda é o BRASIL quem comanda as ações. PELÉ faz 3 a 0 logo nos primeiros minutos e o jogo termina com esse escore.
Leio muito MICHEL ZEVACO, em seu romance TRIBOULET. O título do livro diz respeito ao bobo do rei, FRANCISCO I. Aqui aparece a figura do cavalheiro de RAGASTENS que tem papel saliente no romance "BÓRGIA". RAGASTENS é francês, que esteve na ITÁLIA tendo ali desposado BEATRIZ, filha do CONDE D´ALMA. Seu fiel escudeiro SPADACAPPA também reaparece agora, quando RAGASTENS e sua esposa viajam à FRANÇA.
A noite saio com minha esposa. Vamos passear na ÁGUA FRIA, principalmente na quermesse da Igreja SÃO DOMINGOS SÁVIO, em VILA AURORA.
Ainda assistimos um programa muito bom, no canal 4, intitulado "TV DE COMÉDIA" com a peça - GRANDE HOTEL. A estória se passa em 1928 e é salpicada de malícia, narrando os amores de uma mãe viúva e sua filha com um mesmo indivíduo e um outro caso amoroso entre um jovem professor e sua aluna de pintura.   
  50 a. do registro dos principais fatos em 4 de julho de 1966 (segunda-feira). ANO 16º - MÊS 12º - DIA 359º - 8 anos e 30 dias na FORÇA PÚBLICA. 772 dias como 2º TENENTE – 90 DIAS NA FUTURA 2ª COMPANHIA INDEPENDENTE.
Cedo estou escrevendo este diário, relatando sábado e domingo. Em seguida, faço um levantamento das dívidas financeiras.
A viagem no ônibus VILA AURORA é realizada às 11 horas, transcorrendo normalmente. Desço da TIRADENTES e vou até o BATALHÃO DE GUARDAS. Encontro o 2º TENENTE HUGO CLIVATTI saindo de serviço e entrando de serviço o TENENTE TODAY.
O TENENTE PORT arruma-me o programa para o Vestibular à Faculdade de Direito.
No entanto minha finalidade no BG é conversar com o meu compadre, o SARGENTO JOSÉ CARCAN. Permaneço no BG até quase 12 horas. Em seguida, rumo à Avenida TIRADENTES e embarco num ônibus para GUARULHOS. Faço essa viagem conversando com um soldado do 11º BP, morador em GUARULHOS.
Na Companhia, encontro-me com o CAPITÃO JAIR, 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA e ASPIRANTE NUNES. O programa de hoje é o pagamento dos componentes da futura 2ª Companhia Independente.
Antes de rumar para a Coletoria, escrevo à máquina o Mapa de Instrução da última semana do primeiro semestre.
Com o CAPITÃO JAIR e o SUBTENENTE NATAL DE OLIVEIRA, rumo para a Coletoria Estadual. Lá nos entregam um cheque no valor de 31.139.527 cruzeiros para ser descontado no BANCO MERCANTIL.
São 15 horas quando estamos com o dinheiro em mãos. Arrumo troco com um jornaleiro que trabalha perto da Companhia e, em seguida, com o SUBTENENTE NATAL auxiliando-me, começo o pagamento da 3ª Companhia do 10º BP.
A tarde toda é dedicada a isso. Não levanto da cadeira a não ser às 18:30 horas. São 139 pessoas que recebem nesta data.
Continuo a rifa da minha televisão. Com muito esforço, consigo vender quarenta e cinco números. Agora não faltam muitos e acho que o SOLDADO EDEM DE MELO poderá encerrar a lista na feira.
Deixaria a Companhia lá pelas 19:30 horas. Sinto-me cansado e resolvo retornar ao lar sem delongas.
Nesta noite assisto vários filmes na televisão. Um deles é BIG VALLEY, cuja série se inicia hoje, no canal 9. Assisto ainda no 9 CONTRA-ESPIONAGEM e no 4 O FUGITIVO.
  50 a. as liberdades constitucionais são suspensas no PERU, devido a atividades de guerrilha, em 4 de julho de 1966.
  47 a. nasce CHARLES PARAVENTI, ator brasileiro de origem estadunidense, em 4 de julho de 1969.
  44 a. nasce GACKT, músico japonês, vocalista da extinta banda MALICE MIZER, em 4 de julho de 1972.
  43 a. nasce JAN MAGNUSSEN, ex-piloto de Fórmula1 dinamarquês, em 4 de julho de 1973. 
  40 a. da OPERAÇÃO RAIO, em ENTEBBE. Depois do seqüestro de um avião da AIR FRANCE por um comando palestino, a força aérea israelense ataca o aeroporto ugandense de ENTEBBE, em 4 de julho de 1976, a 37 km de CAMPALA. Todos os reféns são libertados. O ataque deixa 31 mortos, entre eles 20 ugandenses. IDI AMIN DADA, ditador de UGANDA, encara a intervenção como uma humilhação pessoal. 
  38 a. nasce ÉMILE MPENZA, jogador de futebol belga, em 4 de julho de 1978.
  37 a. das anotações realizadas em 4 de julho de 1979: quando chego no CPChq, nesta quarta-feira, fico sabendo que faleceu a sogra do CORONEL PM LOPES – dona MARIA MERCEDES LINARES – aos 86 anos de idade. O CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO escala-me para ir ao velório no Cemitério da 4ª Parada. Vão comigo: SUB-TENENTE PM LUPION; SARGENTO PM HERRERA, SARGENTO PM PINTOR, SARGENTO PM OLAVO.
No local cumprimentamos o CORONEL PM Ref LOPES, seu filho CORONEL PM JUVENAL LOPES DA SILVA, TENENTE-CORONEL PM NEY, TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES, TENENTE-CORONEL PM COUTINHO, MAJOR PM CLAUDOVINO, MAJOR PM NIOMAR CYRNE BEZERRA, CAPITÃO PM NEY MOREIRA DOS SANTOS e outros oficiais.
PM MENESES avisa-me que entrará em gozo de férias a 12 de julho para não mais voltar – solicitará a sua reforma.
PM ANTÔNIO NEGRETTI acompanha-me numa viagem até POÁ. Converso com o advogado MIGUEL COMITRE sobre o Processo 5.121 que se encontra o 2º Ofício. Não podemos ter acesso a ele por causa das férias forenses.
Em casa, na TV, assisto: problemas surgidos no novo aeroporto de CUMBICA; novo secretário da Agricultura – EDUARDO PEREIRA DE CARVALHO; Anistia para o ex-presidente da ARGÉLIA – BEN BELLA; a crise do petróleo – a fala do Presidente FIGUEIREDO.
Estou lendo “Biblioteca Internacional de Obras Célebres”. 
  34 a. presidente dominicano SILVESTRE ANTONIO GUZMÁN se suicida na sede do governo, em 4 de julho de 1982.
  33 a. nasce ISABELI FONTANA, em CURITIBA, PARANÁ, no dia 4 de julho de 1983. Modelo internacional, já trabalhou com grifes como VICTORIA´S, SECRET, VALENTINO e VERSACE. Tem dois filhos: ZION, com o modelo ÁLVARO JACOMOSSI, e LUCAS, do casamento com o ator HENRI CASTELLI. É namorada do jogador de pólo RICARDO MANSUR.
  29 a. das seguintes anotações em 4 de julho de 1987: neste sábado o PM BATISTA ainda me leva ao JARDIM POPULAR. Converso com ANTÔNIO PAIXÃO sobre problemas de uma ocorrência que começou ontem. Em casa procuro me concentrar para os estudos de MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS e SEGURANÇA NACIONAL, cujas provas fazem parte da 1ª Verificação corrente de DOUTRINAS DE SEGURANÇA.
Na tarde, LUCINDA resolve visitar sua irmã ESMERALDA. O PAULO CÉSAR e a MARLENE vão conosco. Hoje se comemora o 28º aniversário da sobrinha da LUCINDA, a SÔNIA.
Levo os livros DIREITO ADMINISTRATIVO DA ORDEM PÚBLICA – A POLÍCIA MILITAR NA CONSTITUIÇÃO e DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO. Faço alguns estudos no antigo quarto que foi do JOSÉ CARLOS.
Muitas amigas da SÔNIA estão presentes. O JOSÉ CARLOS e a SÍLVIA também comparecem.
Hoje o TENENTE-CORONEL PM ALBINO CARLOS PAZELLI está completando 46 anos de idade.
O CORINTHIANS consegue sua décima-primeira partida invicta ao vencer o JUVENTUS por 2 a 1.
Em WIMBLEDON, MARTINA NAVRATILOVA derrota STEFFI GRAF e se torna campeã do torneio no setor feminino.
Nesta noite faço um estudo sobre a identificação dos blocos formados no Congresso Nacional Constituinte. Essa é uma das questões de MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS para a prova da semana que vem (a oitava do curso – são 31 semanas no total).
O desenhista e ilustrador JAYME CORTEZ, de 62 anos, morreu hoje às 2:10 horas, de ataque cardíaco, na UTI do Hospital HUMBERTO PRIMO (antigo Hospital MATARAZZO), onde esteve internado desde o dia 2, ´vitima de uma hemorragia no estômago. Fez ele uma adaptação do romance “O GUARANI”. Desenhou capas da revista “O TERROR NEGRO”. Seu último trabalho publicado foram os quadrinhos “O ZODIAKO”.
Em 4 de julho de 1948 morria o escritor MONTEIRO LOBATO. Hoje completa 39 anos desse acontecimento. 
  28 a. falece o Almirante SYLVIO HECK, em 4 de julho de 1988.
  26 a. transf. reserva: Cel.  PM LUIZ HERMÍNIO VITIELO e Cel. PM AUGUSTO DA SILVA, em 4 de julho de 1990. 
  26 a. transf. reserva: Tenente-Coronel Músico JOÃO ANTÃO  FERNANDES    e assunção de Comando do Corpo Musical pelo Major Músico ANTÔNIO DOMINGOS SACCO, em 4 de julho de 1990. 
  25 a. transf. reserva: Ten. Cel. Mús. ANTÔNIO DOMINGOS SACCO e assunção de Comando do Corpo Musical pelo então Cap. Mús. RODOLFO ANTÔNIO CONSIGNANI (na reserva como Tenente–Coronel Músico), em 4 de julho de 1991.
  25 a. Assembléia Nacional Constituinte da COLÔMBIA promulga uma nova Constituição, substituindo a carta de 1986, em 4 de julho de 1991.
  25 a. da assunção de Comando do Policiamento de Trânsito pelo CORONEL PM VALDIR BRÁS DE ALMEIDA, em 4 de julho de 1991.
  24 a. falece MARCELO TUPINAMBÁ, compositor brasileiro, em 4 de julho de 1992. Nasceu em 1889.
  24 a. morre ASTOR PIAZZOLA, compositor argentino de tangos, em 4 de julho de 1992.
  24 a. alemã STEFFI GRAF vence a sérvia MÔNICA SELES na final feminina do torneio de tênis de WIMBLEDON, em 4 de julho de 1992.
  22 a. guerra civil em RUANDA: a Frente Patriótica tutsi toma a capital, KIGALI, em 4 de julho de 1994.
  22 a. de BRASIL 1 (BEBETO) x EUA 0. Nas oitavas–de–final da COPA DO MUNDO, nos EUA, no dia 4 de julho de 1994. A Seleção Brasileira venceu a equipe norte-americana na primeira partida da segunda fase da COPA DOS EUA. O time do técnico CARLOS ALBERTO PARREIRA deixou o campo aliviado com a vitória de 1 a 0 e a classificação para as quartas-de-final. Os americanos, por sua vez, saíram de cabeça erguida, certos de que complicaram ao máximo o time brasileiro. O entusiasmo dos torcedores para comemorar a vitória do BRASIL frente aos EUA na AVENIDA PAULISTA foi tão frio quando a temperatura de 14 graus.
  22 a. falece ROBERTO BURLE MARX, arquiteto e pintor brasileiro, em 4 de julho de 1994. Nasceu em 1909.
  21 a. da tentativa de furto que sofri nas escadarias do METRÔ –ESTAÇÃO TIETÊ, no dia 4 de julho de 1995. Um menor de idade, de cor, tentou roubar minha mala. Esse caso deu-me certo trabalho com a polícia-civil, por querer me responsabilizar já que o moleque teve traumatismo craniano, ao cair na escadaria, face minha reação, metendo-lhe a mala assim que me vi  ameaçado com um canivete. O delegado de polícia queria me enquadrar porque houve traumatismo craniano no trombadinha, no momento da queda.
  21 a. falece a atriz EVA GABOR, em 4 de julho de 1995.      
  20 a. falece o CORONEL PM Ref ALBERTO CONSTANTINO PEREDNE, em 4 de julho de 1996. 14 3/20 2 18 3 4/1 1613X14.
  19 a. nave não tripulada “MARS PATHFINDER” pousa em MARTE e mostra as primeiras imagens da superfície do planeta vermelho, após uma viagem espacial de 500 milhões de quilômetros, em 4 de julho de 1997. Outras anotações nesta data: nesta sexta-feira estou preocupado com a solenidade do dia 9 de Julho. Os jornais publicam notícias sobre o evento. No JORNAL DA TARDE temos o artigo de ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA: 32, 65 ANOS DEPOIS. Esse artigo consta do caderno especial sobre o 9 de Julho, que acompanha este diário. Já o “ESTADÃO” diz qualquer coisa sobre a lei que coloca o 9 de Julho no calendário oficial dos feriados do Estado de São Paulo, mas não é uma boa reportagem.
Na PRAÇA JOÃO MENDES, altura da Rua CONDE DE SARZEDAS, acontece uma cena desagradável. Uma mulher drogada discute com seu companheiro e agride pessoas que por ali passam. Dois PMs são chamados para intervir na ocorrência e nada fazem. Faço uma palestra sobre Violência no MMDS e encaixo também esse fato.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, como já era de se esperar, temos uma tarde agitada. O veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA aceita assumir o Comando do Exército Constitucionalista no dia 9 de Julho, em substituição ao veterano SEVERINO DOS SANTOS. A TV CULTURA irá entrevistá-lo em sua residência, amanhã. O Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA ajuda no que pode, mas se encontra muito nervoso. CORONEL CANAVÓ ainda teima na vinda de dona JACIRA, trineta de TIRADENTES. Faz contatos telefônicos com parentes dessa pessoa. Telefona-me o Doutor LAURO ESCOBAR. Não aprovou o nome do Prefeito CELSO PITTA para receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA. Também não assinou o diploma do Deputado Estadual GUILHERME GIANETTI porque falta o currículo. O VASCO, nosso funcionário, vai buscar os outros trinta diplomas. A questão da não aceitação de CELSO PITTA cria um problema para a Sociedade porque o prefeito já sabia que iria ser condecorado no dia 9 de Julho. Aviso a Chefia de Gabinete do Comandante Geral sobre essa situação. Chega nesta tarde o currículo do Deputado Estadual GUILHERME GIANETTI. Será entregue ao doutor ESCOBAR na segunda-feira, 7 de julho.
A Associação Comercial de SÃO PAULO realizará uma palestra em sua sede no dia 8 de julho, às 17 horas, sobre o 9 de Julho. O veterano SILVEIRA PEIXOTO será o palestrante. Deveremos lá comparecer. Nesse mesmo dia teremos uma solenidade na Câmara Municipal de GUARULHOS. A Prefeitura de JAHÚ mantém contato conosco. Fará entrega de duas Medalhas Constitucionalista naquela cidade, no 9 de Julho. É difícil deixar o MMDC hoje. Uma série de telefonemas ocupa todo o nosso tempo. Mesmo assim, deixo a Sociedade, em companhia do senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA no horário das 16:20 horas. Não estou bem de saúde. No retorno para GUARULHOS, no EXPRESSO BRASILEIRO, venho lendo uma reportagem da MANCHETE sobre a ocupação da AMAZÔNIA, fornecida pelo doutor PAULO LACERDA.
Depois de nove dias de julgamento o economista e ex-assessor da Comissão do Orçamento do Congresso, JOSÉ CARLOS ALVES DOS SANTOS foi condenado na madrugada de hoje, a vinte anos de prisão por ter mandado matar sua mulher, ANA ELIZABETH LOFRANO DOS SANTOS, e colaborado na ocultação do corpo, em novembro de 1992. SANTOS, que denunciou em 1993 o escândalo de desvio de dinheiro público, continuará preso no 3º Batalhão de Polícia Militar, no DISTRITO FEDERAL.
O Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO mostrou hoje, em MINAS GERAIS, que está em plena campanha para sua reeleição. Esteve nas cidades de CURVELO e CARMÓPOLIS, participando de inaugurações.
Neste diário, página 12 A do JORNAL DA TARDE consta: Aumenta Violência contra PMs: cinco policiais são mortos em menos de uma semana. COVAS apenas diz: greve é “difícil” – governador não acredita em paralisação da polícia. O Instituto de Criminalística de SÃO PAULO realizou a reconstituição  de confronto na FAZENDA DA JUTA.
A sonda espacial norte-americana MARS PATHFINDER chegou hoje à superfície de MARTE, às 14:07 horas (horário de BRASÍLIA). Recortes de jornais sobre esse evento histórico está num caderno especial.
WIMBLEDON: PETE SAMPRAS eliminou TODD WOODBRIDGE e jogará pelo seu quarto título (conquistou os de 1993, 1994 e 1995) contra o francês CEDRIC PIOLINE.  CEDRIC venceu hoje o alemão MICHAEL STICH, campeão de 1991.
  18 a. das seguintes anotações em 4 de julho de 1998: não melhoro da gripe neste sábado. Estou tonto e os pensamentos não se ajustam. Deitado, assisto HOLANDA x ARGENTINA a partir das 11:30 horas. A HOLANDA vence por 2 a 1 e elimina a ARGENTINA nas quartas de final. Será a adversária do BRASIL na próxima terça-feira, dia 7 de julho. Na tarde, a ALEMANHA é humilhada pela CROÁCIA. Perde por 3 a 0 e acaba o sonho de ser tetra-campeã. A CROÁCIA é a grande revelação da COPA. Vai enfrentar a FRANÇA no dia 8 de julho, nas semi-finais.
JANA NOVOTNA vence NATHALIE TAUZIAT e se torna campeã em WIMBLEDON.
Na biblioteca, curtindo a gripe, vou passar longas horas. O pugilista ADILSON RODRIGUES SANTOS, o MAGUILA, quer pedir indenização ao Estado por danos materiais, morais e lucros cessantes por causa de um desentendimento com um policial civil. Além disso, entrará com uma ação criminal por tentativa de homicídio ou lesão corporal grave. MAGUILA foi atingido por um tiro no pé esquerdo, supostamente acidental, numa blitz feita por policiais civis, quando retornava com sua família para casa, na VILA SÃO FRANCISCO, zona leste, ontem. 
  17 a. das anotações em 4 de julho de 1999, domingo: pela manhã, no JORNAL DA TARDE, vejo e leio uma reportagem muito boa sobre o Movimento Constitucionalista de 1932, de duas páginas, feita por FERNANDO PORTO e que recebeu o título: “QUANDO SÃO PAULO FOI ÀS ARMAS PELA DEFESA DA CONSTITUIÇÃO”. Prestaram depoimentos nessa reportagem os veteranos SILVEIRA PEIXOTO e THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO. Ligo para o senhor THEOBALDO e o cumprimento pelo que ele falou ao repórter FERNANDO. Conta-me ele que sua senhora, de 88 anos, sofreu uma queda e quebrou o fêmur. Está cuidando da esposa e não poderá ir na solenidade do 9 de Julho.
Vou para POÁ. Passo pela banca de jornais do senhor FRANCISCO e adquiro as revistas ÉPOCA e ISTO É e o jornal AGORA. Na ÉPOCA leio: a fusão da ANTÁRCTICA com a BRAHMA, surgindo  a AMBEV.
Teleférico despenca e mata 21 nos ALPES; TURQUIA condena o líder curdo OCALAN à morte; a reforma da Estação JÚLIO PRESTES resulta numa das salas de concerto mais modernas do mundo; JOÃO CABRAL DE MELO NETO sofre com a depressão e a perda da visão, não sai de casa e ignora o sucesso do seu novo livro; as novas ligações pelo DDD.
Encontro minha mãe bastante contrariada. Reclama de meu genro ADALVO, que se encontra no MATO GROSSO; da minha filha MARIZETE, que deixa o marido viajar; da NECA, filha do meu primo CIDO, que está metida com drogas e do marido desta, alcoólatra. Isso deixa o ambiente pesado, desagradável. O CABO PM RENATO VENTURA vem à casa de minha mãe, acompanhado dos filhos LEANDRO e FERNANDO. MARIZETE e meu neto FELIPE estão almoçando com dona ONÍLIA, mãe do ADALVO.
Relembro que no domingo passado, à tarde, recebera o choque da notícia do falecimento do Professor AFIF CHACUR. Às 16:30 horas estou deixando POÁ. Faz frio nesse final de domingo.
A ARGENTINA perdeu para a COLÔMBIA por 3 a 0, pela COPA AMÉRICA. O atacante PALERMO, da ARGENTINA, desperdiçou três pênaltis. O URUGUAI venceu o EQUADOR por 2 a 1.
Em BELO HORIZONTE, o ATLÉTICO MINEIRO é o campeão ao vencer o AMÉRICA por 1 a 0.
WIMBLEDON – PETE SAMPRAS derrotou ANDRE AGASSI e venceu pela sexta vez o torneio. Já STEFFI GRAF diz adeus a WIMBLEDON. Foi derrotada por LINDSAY DAVENPORT. A alemã anunciou hoje a despedida do torneio inglês.
JOHN STEARS, criador dos robôs R2-D2 e C3PO e dos sabres luz de GUERRA NAS ESTRELAS, morreu ontem em um hospital de LOS ANGELES aos 64 anos, vítima de intoxicação. STEARS morreu deixando como legado cenas memoráveis, como aquela em que o Doutor NO é lançado pelos ares de uma ilhota jamaicana na última seqüência de 007 CONTRA O SATÂNICO DOUTOR NO. Foi ele quem inventou também o carro ASTON MARTIN VANTAGE, equipado com janelas à prova de bala e assentos ejetáveis, usado por JAMES BOND em GOLDFINGER. STEARS, considerado em HOLLYWOOD um dos “pais” dos efeitos especiais, ganhou dois OSCARs. O primeiro por OPERAÇÃÕ TROVÃO (1965) e o segundo, em 1997, pelos efeitos criados para a série GUERRA NAS ESTRELAS.
Também morreu no sábado, dia 3 de julho, o ator e diretor PAULO PORTO, aos 81 anos, vítima de pneumonia. Fazia 20 dias que ele estava internado num hospital do RIO, cidade para a qual o mineiro de MURIAÉ mudou-se aos 7 anos. Aos 20, em 1938, estreou no teatro como protagonista de uma montagem de ROMEU E JULIETA, de SHAKESPEARE. Naquela época ao mesmo tempo trabalhava no rádio e como professor de Português. Seu primeiro sucesso no palco foi em O AVARENTO, de MOLIÈRE. Foi no cinema, no entanto, que ele se destacou, contribuindo para a popularização da obra de NELSON RODRIGUES. Seu papel mais importante foi em TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA, de ARNALDO JABOR, ao lado de DARLENE GLÓRIA. Como diretor, foi premiado com a medalha de prata do Festival de MOSCOU pelo filme EM FAMÍLIA.     
  16 a. presidente ERNESTO ZEDILLO e o vencedor das eleições, VICENTE FOX, assinam um acordo de transição pacífica no MÉXICO, em 4 de julho de 2000. A direção do PRI não aceita a renúncia da sua presidenta, DULCE MARÍA SAURI.

ACONTECEU EM 4 de julho de 2001 : -   QUARTA-FEIRA
PARTICIPO DE UMA REUNIÃO DO VIVA O CENTRO no quartel do CPA-M/1. Entrego ao Cel. ALEXANDRE MELCHIOR RODRIGUES, atual comandante, uma carta dos presidentes das AÇÕES LOCAIS SÉ e CARMO, HANNEMAN NOBRE VIEIRA (CARMO) e NÁDIA PEREIRA RÊGO (SÉ) reivindicando um espaço num prédio que deverá ficar vazio com a saída da Companhia que ali se encontra alojada, na PRAÇA CLÓVIS BEVILACQUA. Na reunião dos representantes de diversas AÇÕES LOCAIS, o Cel. MELCHIOR disse que o METRÔ vai dispor de uma verba de um milhão e oitocentos mil reais para realizar o monitoramento de áreas por televisão. Cada AÇÃO LOCAL  interessada deverá arrumar uma base para a instalação de câmeras que serão monitoradas vinte e quatro horas por dia, através de PMs. O Cel MELCHIOR também procura um espaço para instalar o 7o.BPMM no Centro de São Paulo, tirando-o daquele prédio velho da Av. Higienópolis, totalmente tomado pelos cupins. Ao mesmo tempo que participo dessa reunião “mato as saudades” do CPA/M-1, onde comandei de 17 de março de 1988 a 9 de janeiro de 1989, como CORONEL. Ali, também trabalhei como TENENTE, CAPITÃO, MAJOR e TENENTE-CORONEL em épocas diferentes.
O CORONEL PM MELCHIOR fala sobre o monitoramento de áreas do Centro por televisão. O Metrô disporá de R$ 1.800.800,00 para essa finalidade. Há necessidade de bases para colocação das câmeras.
Nessa reunião falam os representantes de diversas AÇÕES LOCAIS. O delegado de polícia, doutor NEGRÃO, está presente. Converso com o TENENTE-CORONEL PM CASTRO, irmão do CORONEL PM Ref JOSÉ PEDRO DE CASTRO e PAULO MIRANDA DE CASTRO. Fico sabendo que o JOSÉ PEDRO DE CASTRO foi assassinado no MATO GROSSO DO SUL, há três anos.
Passo pelo MMDS. Comentamos a operação de apendicite que MARTA SUPLICY sofreu na noite de ontem.    

Na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, muitos telefonemas acerca da solenidade de 9 de julho. Um repórter do DIÁRIO POPULAR faz uma matéria comigo para ser publicada no domingo, dia 8. Surge o sexto nome de veterano cujas cinzas serão conduzidas para o interior do Monumento-Mausoléu, em 9 de julho. Trata-se de GUSTAVO KULHMANN MARCONDES MACHADO. Isso me obriga a entrar em contato com o Coronel PM JAIRO PAES DE LIRA, comandante da APMBB, bem como com a DAMCO e R.Pol.Mont. Até o ex-combatente de 32, PAULINO DELFINO NOGUEIRA, de 91  anos, telefona-me nesta tarde. Ele quer viatura para conduzi-lo no dia da festa até o IBIRAPUERA.
O PM ALVES, de serviço no Monumento Mausoléu, conta-me que o programa ANTENA PAULISTA, da GLOBO, entrevistou nesse local o veterano GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, como o futuro comandante do Exército Constitucionalista em 9 de julho.
O VASCO, nosso funcionário, vai levar documentos para o CORONEL MELLO ARAÚJO assinar no BANCO REAL, na Avenida PAULISTA, onde é empregado. Perde ele tempo e prejudica a Sociedade. Isso é um verdadeiro absurdo.
Em casa, preciso descansar. O dia foi bem agitado. Assisto SÃO PAULO 4 x CORITIBA 1. O SÃO PAULO fará a final da COPA DOS CAMPEÕES enfrentando o FLAMENGO (que hoje derrotou o CRUZEIRO por 3 a 0).   

Sem receber a reposição da inflação nos salários há mais de quatro anos - de julho de 97 até hoje - os policiais civis e militares de São Paulo também podem entrar em greve, a exemplo dos de PERNAMBUCO e da BAHIA.
Hoje pela manhã, representantes de 20 associações e sindicatos de PMs e de policiais civis reuniram-se no Palácio dos Bandeirantes com os secretários estaduais de Governo, ANTÔNIO ANGARITA, e da Casa Civil, JOÃO CARAMEZ. Eles pediram reposição salarial de 41,4 %, correspondente a inflação de 1997 até abril deste ano.

O ATOR AMERICANO ROBERT ILER, 16 anos, que interpreta o filho do mafioso TONY SOPRANO, na famosa série de tevê americana FAMÍLIA SOPRANO, foi preso. Ele é acusado de assaltar três adolescentes ( entre eles um brasileiro ) e de portar maconha. Em NOVA IORQUE.

CONFIRMADO O PROCESSO contra o ex-presidente argentino CARLOS MENEM. Ele é acusado do contrabando de armas para o EQUADOR e a CROÁCIA entre 1991 e 1995. MENEM já está em prisão domiciliar e com a confirmação deverá permanecer detido até o julgamento do caso.

AUTORIZADO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, a cumprir pena de prisão domiciliar o ex-general paraguaio LINO OVIEDO, que estava detido desde junho de 2000 no 3o. Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal. Ele enfrenta um processo de extradição, acusado de ser o mandante do assassinato do ex-vice presidente do PARAGUAI,  LUÍS ARGAÑA.  Sentença dada em BRASÍLIA.

2 002  :  -    QUINTA-FEIRA
O prédio do antigo DEPARTAMENTO DE ORDEM POLÍTICA E SOCIAL (DOPS), no Largo GENERAL OSÓRIO, centro velho da cidade de SÃO PAULO, símbolo da mais terrível época da ditadura no país, será reaberto hoje, desta vez como centro–cultural. O governo do Estado gastou doze milhões de reais na restauração e preservou os mínimos detalhes, como as escadas de mármore carrara e os tijolos avermelhados de 1914.
No local onde ficavam as celas do antigo prédio funcionará o MEMORIAL DA LIBERDADE, que contará com exposições permanentes de fotos e artes plásticas relacionadas ao tema, como cidadania, direitos humanos e democracia. Também contará com um acervo de fichas, prontuários e depoimentos de pessoas que passaram por lá, como MONTEIRO LOBATO e MÁRIO COVAS, ou tiveram seu nome registrado na época da ditadura, como o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e o ator PAULO AUTRAN. Os prontuários estarão disponíveis ao público.  No restante do prédio deverá funcionar, até o final do ano, o MUSEU DO IMAGINÁRIO DO POVO BRASILEIRO, que vai contar a história, por meio da arte, dos nativos, os índios.
A inauguração do prédio será feita pelo governador GERALDO ALCKMIN, com a abertura de três exposições: “COTIDIANO VIGIADO”, que vai contar a história do DOPS; “INTOLERÂNCIA”, com telas de SIRON FRANCO; e “CIDADANIA”, com quadros de 30 artistas brasileiros, inspirados nos direitos humanos.
O prédio do antigo DOPS foi projetado e construído por RAMOS DE AZEVEDO, em 1914, para servir à Estrada de Ferro Sorocabana. De 1924 até as décadas de 70 e 80, o espaço serviu de prisão para presos políticos. Na década de 90 o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de SÃO PAULO e com a restauração, que terminou em 2001, foram conservadas a fachada original, a entrada e duas escadarias. O novo espaço será aberto oficialmente ao público amanhã, dia 5 de julho, sexta – feira.
Compareço na Associação dos Oficiais da Reserva por volta das 11:30 horas, ainda pensando em acertar detalhes para a palestra de amanhã, com o Professor SÓLON BORGES DOS REIS. Ali corto o cabelo com o Francisco.
Converso com OREZ e outros oficiais e, logo mais, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ali já se encontra o Sr. MARCONDES, aguardando um repórter que o irá entrevistar. O Coronel MENDES chega em seguida, acompanhado de sua netinha. Conversa comigo sobre o NOVE DE JULHO e outros eventos que irão acontecer amanhã. Pretende ir à FIESP na solenidade marcada para as 9 horas. Sobre essa solenidade temos um certo trabalho porque alguns conselheiros queriam fazer a inscrição hoje, como é o caso do tenente ANÍSIO, que nos visitou nesta tarde. O ANÍSIO vai resolver o problema com a falta de faxineira na Sociedade. Apresentou duas senhoras que, na medida do possível, irão tratar da limpeza no MMDC.
ROMEU CICCONE conversa, por telefone, durante um bom tempo comigo. Ele tem boas idéias e pretende dinamizar a parte virtual da Sociedade. Também o WÁLTER TAVERNA conversa comigo sobre o desfile marcado para o domingo, dia 7 de julho, no BIXIGA. Outro que me telefona é o Tenente–Coronel JOEL, a fim de tirar algumas dúvidas quanto ao NOVE DE JULHO. Um fato desagradável é o de uma viúva que tenta ainda levar as cinzas do falecido ex–combatente para o Monumento–Mausoléu quando já está fechado o número de urnas que irão ser transportadas pelos cadetes. Neste 9 de JULHO, serão imortalizados dez heróis de 32 : GUILMAR RIBEIRO DE SOUZA, AUGUSTO CRISTOFANI, FRANCISCO LUCRÉCIO, IDELO FERRARINI, FLAUSINO BARBOSA SANDOVAL, ANTÔNIO CHARYBDIS COSTA SAMPAIO, VASILE JAZEDJE, BRUNO JOÃO PIAGENTINI, PAULO LOBATO GIUDICE e VICENTE MARTINS JÚNIOR.

TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA : -
TENENTE–CORONEL PM  ANTÔNIO DOMINGOS PETEROSSI – Nasceu em  26 de junho de 1946. Entrou na Força Pública em 1º de maio de 1966. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 19 de maio de 1973. PROMOÇÕES : - 2º Tenente – 15 de dezembro de 1973; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 15 de dezembro de 1984;  Major –  24 de maio de 1992; Tenente – Coronel – 24 de maio de 1996.

MAJOR JOSÉ ANTÔNIO MACÁRIO DE FARIA –
Nasceu em 30 de novembro de 1955. Entrou na Polícia Militar em 25 de julho de 1977; Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981; PROMOÇÕES – 2º Tenente – 25 de agosto de  1982; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1985; Capitão – 25 de agosto de 1990 ; Major – 24 de maio de 2002.

O delegado TAUMIR RUSSO BOAVISTA morreu às 6 horas na UTI do hospital da Universidade Estadual de Campinas. Vai ser velado na Seccional de Polícia de CAMPINAS e enterrado às 16h30 no Cemitério SANTO ANTÔNIO.

Cinco homens foram mortos a tiros na 37ª chacina na GRANDE SÃO PAULO. O crime ocorreu no início da madrugada num bar do Jardim MUTINGA, em OSASCO. Além do dono do bar, ÉDEN ANDREOLLI, de 34 anos, morreram os clientes JOSÉ FERREIRA, de 31, MAURÍCIO DE JESUS, de 29, LUIZ DIAS, de 34, e MAURO PEREIRA, de 36, com quem a polícia achou um papelote de cocaína.

Numa briga de vizinhos, ALDEMIR APOLARO baleou o guarda–civil VALDEMAR ALBERTINI e sua família. O guarda e seu pai morreram, e sua madrasta está em estado grave. O tiroteio aconteceu na rua JONAS RANTER, no JARDIM DAS ROSAS, no ARICANDUVA.

RECEBEU ALTA o ator e diretor de novelas DENNIS CARVALHO, de 54 anos, após passar duas semanas internado. Ele passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no pulmão.

Foi destituído do posto provisório de cônsul–geral do BRASIL em LONDRES, o embaixador JOSÉ MAURÍCIO BUSTANI. O diplomata incorreu em situação caracterizada pelo ITAMARATY como quebra de confiança, por declarar, em entrevista à rede BBC, que se sentiu abandonado pelo governo brasileiro quando os ESTADOS UNIDOS iniciaram a campanha para afastá-lo da direção da Organização para a Proibição das Armas Químicas, órgão da ONU, há dois meses. O posto em LONDRES era uma solução provisória para a trajetória interrompida de BUSTANI.

Parece que, este ano, eles começaram a hastear as bandeiras mais cedo. Ou talvez nunca as tenham arriado desde 11 de setembro. Seja como for, vilarejo após vilarejo, cidade após cidade, estão enfeitados com a bandeira americana – cada uma delas celebrando algo glorioso, algo triste.
De certa forma – da forma horrível como 11 de setembro transmitiu a mensagem – os EUA não são mais um santuário. A loucura do mundo está quase a um rápido vôo de distância. Dizem-nos para aguardar outros atentados terroristas, uma coleção de horrores – antraz, produtos químicos mortais, bombas sujas. Talvez sejamos escolhidos por região ou por lugar, mas não faremos a escolha por nós mesmos – não por religião, não pela raça, não por qualquer outra maneira. Nós temos – cada um de nós – “determinados direitos inalienáveis, entre eles , “à vida, à liberdade e à busca da felicidade” . Se necessário, morreremos por esses direitos.   
Comemorando em estado de alerta seu primeiro DIA DA INDEPENDÊNCIA após os atentados de 11 de setembro, os americanos temeram, hoje, que o filme estivesse se repetindo quando um tiroteio fechou a maior parte do aeroporto internacional de LOS ANGELES, um dos principais do País. O ataque ocorreu próximo ao balcão da companhia aérea israelense EL AL e três pessoas morreram, entre elas o agressor. Outras sete pessoas ficaram feridas. O tiroteio ocorreu por volta das 11:30 horas quando um homem branco, de cerca de 52 anos, se aproximou do balcão da EL AL e começou a atirar. Dezenas de passageiros se encontravam na fila para fazer o check-in. Agentes de segurança a paisana sacaram suas armas e abriram fogo contra o agressor.
Apesar do ocorrido, fogos de artifício, desfiles nas ruas de várias cidades e um discurso do presidente GEORGE W. BUSH marcaram o dia festivo.  

RENUNCIOU ao cargo de senador vitalício o ex–ditador chileno AUGUSTO PINOCHET, de 86 anos. Três dias antes, a Suprema Corte do CHILE havia determinado que PINOCHET sofre de demência senil, doença neurológica que o incapacita para ser julgado pela morte de opositores ao seu governo durante o período de 1973 a 1990. Em SANTIAGO.

CASARAM-SE a atriz JÚLIA ROBERTS, de 34 anos, e o cinegrafista DANIEL MODER, de 33. Conheceram-se nas gravações do filme A MEXICANA (2000). O noivo encerrou um casamento de cinco anos no mês passado para ficar com JÚLIA. Em TAOS, no NOVO MÉXICO, EUA.

4 DE JULHO DE 2003   :  -     SEXTA-FEIRA
Levanto mais cedo. Quero ir até o IBIRAPUERA, onde acontece nesta manhã uma reunião com os oficiais que irão participar do evento de NOVE DE JULHO, com o coordenador, CEL ADAUTO LUIZ SILVA.
Depois das 9 horas, vou encontrar defronte o Monumento-Mausoléu vários oficiais que irão participar da solenidade: CORONEL ADAUTO, coordenador, Tenente-Coronel JOEL DE AUGUSTO, Major COSTA, Capitão NAGY, tenente FORNER e outros. O CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES trouxe o WÁLTER TAVERNA, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, ANTÔNIO FONTELAS (dos jeeps antigos militares) e representantes do FRATERNIDADE MOTO CLUBE, a fim de decidir os horários da concentração deles nas imediações do TÚNEL NOVE DE JULHO, de maneira que não prejudique a concentração dos participantes do desfile no IBIRAPUERA. Isso vai nos tomar algum tempo e conheço o primeiro dissabor proveniente dos preparativos para o desfile: os FALCÕES sentiram-se enciumados pela participação da FRATERNIDADE, por questões de bairrismo “não querendo se misturar com os neófitos no desfile”. E com isso, o tenente FORNER foi jogado numa fogueira porque ontem o LUIZ ANTÔNIO, do Museu do Automóvel, me telefonou dizendo que o tenente estava disciplinando o número de motos no desfile, o que não é verdade. Terminada a reunião, o FONTELAS transporta-me até a Rua TABATINGUERA. Participo de um almoço com oficiais que me convidaram para discussão de assuntos referentes ao MMDC. Ouvimos um CD elaborado pelo promotor TUCUNDUVA, filho de um ex-combatente.
Muita confusão na tarde. O Sr. MARCONDES quer que dona CÉLIA passe, via fax, a relação das pessoas que serão condecoradas com a Medalha CONSTITUCIONALISTA, para o PALÁCIO DOS BANDEIRANTES. Isso faz com que a nossa funcionária perca a tarde toda com essa determinação. Recebo um telefonema de ROMEU CICILIANO, presidente do MUSEU PAULISTA DOS CARROS ANTIGOS, que se propõe a desfilar com os automóveis no NOVE DE JULHO. Um repórter da FAMÍLIA CRISTÃ PAULINAS, FÚGIO, quer detalhes do que irá acontecer no nove de julho, para uma reportagem na revista especializada. Recebo também, sobre o mesmo assunto, um telefonema do METRÔNEWS, cuja reportagem sobre o NOVE DE JULHO irá ser publicada na segunda-feira, dia 7. Alguns ex-combatentes querem participar do desfile mas pedem viatura para conduzi-los. O tenente BARRETO, do QCG, manda um estafeta entregar-me uma relação atualizada dos oficiais superiores e levar os cartazes confeccionados às expensas da Associação Comercial para serem distribuídos nos quartéis da Polícia Militar. Pelo celular, encontro o MENDES em ITAQUERA. Hoje ele não virá ao MMDC e o Sr. MARCONDES aguarda ansioso uma decisão dele de assumir a vice-presidência da Diretoria Executiva da Sociedade. O presidente pensa em solicitar quatro meses de licença para tratar de seus negócios, depois da solenidade de 9 DE JULHO. Na indefinição, marca reunião da diretoria executiva para 18 de julho, a fim de obter uma resposta definitiva do Cel MENDES. Essa situação é muito delicada porque o Sr MARCONDES não poderá pedir a licença desejada não tendo o vice para assumir a presidência.  
Quando chego em casa, LUCINDA diz que sua mãe não foi operada ainda e a MARLENE está com um dedo da mão direita quebrado e outro trincado, tendo sofrido esse acidente quando, ontem, ajudava dona Esmeralda se mexer (na troca do “fraldão”, o mesmo se rompeu e ela bateu com a mão no ferro da cama), no hospital. Somente hoje é que foi constatar isso e precisou engessar a mão direita. LUCINDA está muito preocupada com o estado em que se encontra sua mãe. Logo em seguida a MARIA, sua irmã, que ficou com dona ESMERALDA durante o dia, lhe comunicou que a operação não se realizou ainda porque a paciente está com anemia. A DORA vai substituir a MARIA como acompanhante de dona ESMERALDA. Amanhã, na parte do dia ficará a MARGARIDA e a noite o MARCELO. No domingo, durante o dia, ficará a RENATA. E assim continuará até o momento em que ela for deixar o HOSPITAL GERAL DE GUARULHOS. 

Meu colega de turma, ALBINO CARLOS PAZELLI, está completando hoje seu 62º aniversário de idade. Faço uma ligação para ele nesta noite. Está em companhia de seu filho, o tenente ADRIANO PAZELLI, casado com a filha do CORONEL MENDES, que também está ao seu lado, bem como o netinho, o JÚLIO. Durante alguns minutos um caleidoscópio de lembranças inunda nossas mentes, relembrando alguns episódios dos mais de quarenta anos que militamos juntos na PMESP. Convido-o para estar conosco na Solenidade do 71º Aniversário do Movimento Constitucionalista, no dia 9 de julho, no IBIRAPUERA.

PROCURANDO NEMO, filme que estréia hoje no BRASIL, é o mais novo sucesso da PIXAR, a empresa que desenvolveu novo conceito de desenho animado. Ele se passa no mar e narra a odisséia de um pai que atravessa o oceano em busca do filho. O universo submarino é mostrado cheio de cor, movimento e perspectivas distorcidas pelo próprio efeito da água.

Ao som de “UM DIA DE DOMINGO” e de “TALISMÔ, na voz do compositor MICHAEL SULLIVAN, dezenas de pessoas prestaram hoje a última homenagem ao jornalista ARY CARVALHO, presidente do Grupo de Comunicação O DIA. No fim da tarde o corpo foi cremado no Memorial do CARMO, no CAJU, na zona norte do RIO. Estas eram as músicas preferidas de ARY, que morreu aos 69 anos, às 3:30 horas desta sexta-feira, de falência múltipla dos órgãos. O empresário estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital SAMARITANO, depois que sofreu um acidente vascular cerebral. “Meu pai era um brasileiro típico. Menino pobre, de BIRIGÜI, que venceu na vida. Isto mostra que tudo é possível”, disse ELIANE, filha do jornalista. De BIRIGÜI, interior paulista, ARY saiu aos 14 anos, rumo à capital. Logo passou a trabalhar num pequeno jornal, a “FOLHA DE PINHEIROS”, em 1955. Um fotógrafo da “ÚLTIMA HORA” que conheceu, SAMUEL WAINER, pediu sua ajuda para complementar o texto de uma reportagem. ARY conseguiu publicar um texto assinado. Passou a trabalhar nesse jornal, e da reportagem geral foi para a Economia. Depois virou chefe de reportagem. Outros cargos vieram em seqüência: secretário de redação, diretor e, em 1961, editor do “ÚLTIMA HORA” do PARANÁ. No final dos anos 80, foi diretor-presidente do DIÁRIO POPULAR. Comprou “O DIA” em 14 de outubro de 1983. JOÃO ROBERTO MARINHO, vice-presidente do INFOGLOBO, empresa que edita o DIÁRIO DE SÃO PAULO, disse ter perdido um amigo.

MORREU na manhã desta sexta-feira o ex-ministro CARLOS SANTANA, aos 72 anos, de problemas cardiovasculares e complicações provocadas por diabetes e hipertensão. Ele estava internado no Hospital SANTA LUZIA, em BRASÍLIA. Em 1985, SANTANA foi ministro da SAÚDE no governo SARNEY. Em 1988, durante a ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, foi líder do Governo e no ano seguinte ocupou a pasta da SAÚDE. O corpo foi enterrado na BAHIA, Estado natal do político.

Fazendeiros do Noroeste do PARANÁ começaram a ser investigado hoje pelas Polícias Federal, Civil e Militar pelo possível ataque de oito pistoleiros encapuzados a um acampamento do MST, por volta das 19:30 horas de ontem, perto das fazendas ROMA e PITANGA, no município de UNIFLOR, perto de NOVA ESPERANÇA, na região de MARINGÁ. Um militante do MST, EMÍLIO JOSÉ TEIXEIRA, de 26 anos, assentado em CRUZEIRO DO SUL, foi atingido por três tiros e está internado, com quadro estável, no Hospital Universitário de MARINGÁ.

Normalmente acostumada às últimas colocações no “grid” de largada, a equipe MINARDI viveu um dia histórico na manhã de hoje, em MAGNY-COURS, onde no domingo, dia 6, será disputado o GP DA FRANÇA de F1. Com uma generosa ajuda dos céus, o holandês JOS VERSTAPPEN aproveitou a parte do treino em que a pista ficou seca e marcou o melhor tempo na sessão pré-classificatória.

EXONERADO o Coronel JOÃO CARLOS RODRIGUES FERREIRA, escolhido como representante da Corregedoria-Geral Unificada das Polícias Civil e Militar. Ele citou ADOLF HITLER como exemplo de grande líder na primeira reunião de trabalho na Secretaria Estadual de Direitos Humanos. No RIO DE JANEIRO.

Depois de apenas um torneio de ausência, em ROLAND GARROS, as irmãs WILLIAMs estão de volta a uma final do GRAND SLAM, repetindo o que tem ocorrido nas principais competições nos últimos dois anos. SERENA e VENUS entram na quadra central do ALL ENGLAND CLUB, a partir das 10 horas de BRASÍLIA para mais uma decisão em família, amanhã, dia 5 de julho. SERENA, nº 1 do mundo, defende o título ganho no ano passado, enquanto VENUS, que foi vice em 2002, tenta reconquistar o troféu que levou em 2000 e 2001.
Se a final feminina é repetição da decisão do ano passado, entre os homens, o suíço ROGER FEDERER, de 21 anos, e o australiano MARK PHILIPPOUSSIS, de 26, lutarão pela primeira vez por um título de GRAND SLAM, numa final que coloca frente a frente estilos diferentes: a refinada técnica do suíço diante da força e violência dos golpes do australiano. Hoje, pelas semifinais, FEDERER não teve muitas dificuldades para superar o americano ANDY RODDICK, enquanto PHILIPPOUSSIS passou pelo francês SEBASTIEN GROSJEAN.

Na data em que os EUA comemoraram seu DIA DA INDEPENDÊNCIA, a rede de TV árabe AL-JAZEERA exibiu, hoje, uma fita de áudio atribuída a SADDAM HUSSEIN, na qual o ex-ditador diz que está vivo e “na casa de um camarada do IRAQUE”. O áudio, que incita os iraquianos a “resistirem contra os americanos”, foi divulgado em meio a uma ousada onda de ataques às forças dos EUA no País. A AL-JAZEERA afirma que a mensagem foi gravada no dia 14 de junho, seis semanas depois de o presidente GEORGE W. BUSH ter declarado o fim dos grandes combates no IRAQUE. Na fita, o suposto SADDAM exorta iraquianos a proteger o que ele chama de “guerreiros da resistência” e promete mais ataques a americanos. Desde a noite de quinta-feira, dia 3, um soldado dos EUA foi morto na frente do Museu Nacional de BAGDÁ e 18 ficaram feridos em vários atentados. Mais tarde, tropas mataram 11 iraquianos, que abriram fogo contra elas ao norte de BAGDÁ. Num discurso pelo DIA DA INDEPENDÊNCIA DOS EUA, BUSH homenageou as tropas americanas e afirmou que o País continua em guerra. Ele prometeu atacar “grupos terroristas ou regimes fora a lei”. Rodeado por 25 mil soldados, na Base Aérea de WRIGT-PATTERSON, em OHIO, BUSH pediu que o País se orgulhasse “das vitórias no AFEGANISTÃO e no IRAQUE”.

O ator americano ARNOLD SCHWARZENEGGER visitou hoje BAGDÁ, no IRAQUE, para saudar os soldados americanos no DIA DA INDEPENDÊNCIA DOS EUA. “Ele encontrou os militares em CAMP VICTORY e rapidamente voltou para o aeroporto”, disse o porta voz do comando americano, NICOLE THOMPSON. “Foi uma surpresa. Os soldados não esperavam pela visita do ator americano”. Antes de viajar para a capital iraquiana, SCHWARZENEGGER visitou os soldados americanos que se encontram no KUWAIT, onde apresentou seu novo filme , “O EXTERMINADOR DO FUTURO 3”. A produção estreou nos cinemas dos EUA no dia 2 de julho.

MORREU em LOS ANGELES, EUA, o cantor BARRY WHITE, uma das mais potentes vozes do R & B e do soul, aos 58 anos. Nascido em GALVESTON, no TEXAS, em 12 de setembro de 1944, WHITE foi um garoto-problema que embalou jornadas apaixonadas pelo mundo todo, tornando-se um dos maiores vendedores de discos da história da música pop. Voz negra poderosa, espelho de interpretação para artistas do mundo todo (nosso TIM MAIA, por exemplo), o soulman WHITE já estava doente desde meados do ano passado, lutando contra a insuficiência renal, provocada por anos de pressão alta, e se submetendo à hemodiálise. Sua filha SHAHEARA informou que o pai passou por uma cirurgia em 1º de maio, mas em seguida sofreu trombose.

Um ataque suicida em uma mesquita xiita repleta de fiéis causou hoje a morte de 44 pessoas e ferimentos em 65 na cidade paquistanesa de QUETTA. Os atacantes entraram no templo disparando fuzis enquanto pelo menos um homem-bomba se explodia em meio às pessoas que participavam das orações das sextas-feiras. Foi o mais grave atentado deste tipo nos últimos anos no PAQUISTÃO. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas fontes governamentais disseram que parece ser outro episódio da rivalidade entre grupos muçulmanos rivais – da minoria xiita e da maioria sunita.

2 004  :   -  DOMINGO
O Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO, Cel PM JAIR PACA DE LIMA, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a solenidade cívico-militar comemorativa ao DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO.
DATA: 4 DE JULHO DE 2004
HORÁRIO: 10:30 HORAS
LOCAL: PARQUE DA INDEPENDÊNCIA
                Av. NAZARÉ, S/ N º - BAIRRO IPIRANGA – SÃO PAULO/SP

A exposição PICASSO NA OCA termina hoje, em SÃO PAULO, e deve bater o recorde de público na cidade. Até ontem, mais de 830 mil pessoas já tinham passado pelo PARQUE DO IBIRAPUERA desde a inauguração, em 28 de janeiro. A mostra deve superar a visitação de GUERREIROS DE XIAN, que reuniu 872 mil pessoas em 2003. O público que quiser conferir as obras do mestre espanhol PABLO PICASSO (1881-1973) terá entrada gratuita hoje, das 10 às 20 horas. O encerramento da exposição já foi prorrogado duas vezes em razão da grande procura. Durante todo o dia de ontem, quem foi ver a mostra teve de enfrentar uma fila de cerca de meia hora. Os organizadores afirmam que hoje o tempo de espera deverá ser maior. A exposição reúne 125 obras do acervo do MUSEU PICASSO DE PARIS e traz as primeiras pinturas do artista, quando tinha 15 anos, além de trabalhos realizados um pouco antes de sua morte.

ASSISTO nesta manhã, a partir das 9 horas, o GRANDE PRÊMIO DA FRANÇA, de F 1, no circuito de MAGNY COURS. O POLE POSITION é o espanhol FERNANDO ALONSO. Sai na frente, com o alemão MICHAEL SCHUMACHER em seu encalço. Nas paradas para abastecimento e troca de pneus, o alemão leva a melhor. Alcança a liderança e vai triunfar pela nona vez nas dez corridas da temporada. Alcança a expressiva marca de 90 pontos. ALONSO conserva o segundo lugar. RUBINHO BARRICHELLO consegue a terceira colocação numa arriscada ultrapassagem na última volta sobre JARNO TRULLI. Em quinto lugar chega JENSON BUTTON; em sexto, DAVID COULTHARD; em sétimo, KIMI RAIKKONEN; em oitavo, JUAN PABLO MONTOYA. FELIPE DA MASSA apenas conseguiu a 13 ª colocação, com CRISTIANO DA MATTA chegando em 14 º lugar. 
Aos 35 anos, 205 Grandes Prêmios disputados, 79 vitórias, 60 delas com a FERRARI, e seis títulos mundiais, prestes a conquistar o sétimo, MICHAEL SCHUMACHER continua a surpreender. Hoje, ele e a FERRARI inovaram mais uma vez: optaram por quatro pit stops e venceram o GP DA FRANÇA. A hipótese mais provável é de que SCHUMACHER defina o MUNDIAL, quinto seguido dele, no GP DA BÉLGICA, 14 º do calendário, na sua pista favorita, SPA-FRANCORCHAMPS, dia 29 de agosto.
Ele já havia vencido em MAGNY-COURS em 1994 e 1995 com BENETTON e, em 1997,1998,2001 e 2002 com a FERRARI. Foi primeiro pela sétima vez no GP DA FRANÇA.             

Na tarde, assisto CORINTHIANS 2 x SANTOS 3. O time da VILA BELMIRO mantém o tabu de não perder para o rival por quase três anos, jogando em pleno PACAEMBU. Nos últimos oito confrontos, foram sete vitórias para o SANTOS e um empate. Com o resultado, o SANTOS está a apenas três pontos do líder do CAMPEONATO BRASILEIRO. PALMEIRAS 2 x PARANÁ 1 é o outro resultado que interessa aos paulistas, porque coloca o verdão no topo da classificação do certame. Ainda tivemos os seguintes jogos neste domingo: SÃO CAETANO 1 x BOTAFOGO 2; FLAMENGO 4 x PAYSANDU 1; CRUZEIRO 0 x CORITIBA 3.

O casal PAULINA, 48 anos, e MAURÍCIO TANAKA, 50, e ALESSANDRA DE OLIVEIRA MORAES, 31, os três turistas brasileiros mortos em um acidente na quinta-feira, dia 1º, em BARILOCHE, na ARGENTINA, foram enterrados em SOROCABA.

A vitória de ROGER FEDERER pelo segundo ano consecutivo em WIMBLEDON indica que as previsões sobre seu futuro podem estar corretas. Com técnica refinada e um talento divino, derrotou o norte-americano ANDY RODDICK e seu temido saque. O jogador suíço poderá transformar-se no maior jogador da história e acumular mais conquistas do que PETE SAMPRAS, sete vezes campeão em WIMBLEDON, ou BJORN BORG, com cinco títulos. Hoje em dia, FEDERER já é o maioral. Só este ano ganhou seis títulos, entre eles, dois de GRAND SLAM – ABERTO DA AUSTRÁLIA e WIMBLEDON –, além de ter vencido competições do porte de INDIAN WELLS e HAMBURGO. O suíço acumula 24 vitórias na grama, a segunda maior marca da história, só superado pelas 41 de BORG. Confirma, também, a condição de número 1 do ranking mundial.
   
A GRÉCIA arruinou hoje o sonho dos portugueses seguindo a receita simples ensinada pelo técnico alemão OTTO REHHAGEL: marcação asfixiante e eficiência no jogo aéreo. CHARISTEAS fez o gol do título com uma cabeçada aos 12 minutos do segundo tempo que garantiu a vitória por 1 a 0. Ele havia feito da mesma maneira o gol do 1 a 0 sobre a FRANÇA nas quartas-de-final. Na semifinal, a cabeça salvadora foi do zagueiro DELLAS. Foram três jogos decisivos, três vitórias por 1 a 0 e três gols de cabeça.

Em KANSAS CITY, o norte-americano BUDDY RICE conseguiu sua segunda vitória do ano na INDY RACING LEAGUE, com o brasileiro VÍTOR MEIRA em segundo lugar. TONY KANAAN segue na liderança geral da temporada da IRL, com 275 pontos, seguido de DAN WHELDON com 247, RICE com 225, e HÉLIO CASTRONEVES com 207. A próxima etapa está marcada para NASHVILLE, no dia 17.
 
O jornalista LEONARDO BLAZ CICOTI, de 26 anos, foi morto com um tiro no ouvido, na madrugada de ontem, sábado, no JABAQUARA, zona sul, a 50 metros do 35 º Distrito Policial. Ele havia sido seqüestrado duas horas antes por dois homens quando chegava à casa dos pais, no bairro dos CASA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO.

Quarenta e nove presos da delegacia de RIBEIRÃO PIRES, no ABC paulista, fugiram hoje pela manhã, pela porta da frente, depois que detentos da faxina renderam um carcereiro e abriram as celas. A ação ocorreu durante a distribuição do almoço. A polícia, por enquanto, apenas conseguiu recuperar oito deles.

Mais de mil pessoas passaram pelo velório durante a madrugada e manhã de hoje dos três turistas brasileiros que morreram em um acidente, na quinta-feira, em BARILOCHE, ARGENTINA. Foram enterrados, à tarde, em SOROCABA. O jipe em que viajavam em um tour pela região montanhosa de CERRO LÓPEZ foi atingido por uma árvore, durante um temporal.

Terminou hoje, com enorme fila, a mostra “PICASSO NA OCA”, no PARQUE DO IBIRAPUERA. A visitação superou o público visitante da exposição “GUERREIROS DE XI´NA E OS TESOUROS DA CIDADE PROIBIDA”, de 817 mil pessoas.

 No período da noite, telefona-me a professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, amiga de infância de minha prima NAIR. Ela batalha até hoje acerca da restauração do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO, ultrajado por uma prefeita ignorante, que não conhece história. O assunto foi parar na Justiça e o Ministério Público mandou a documentação para o CONDEPHAAT no sentido de que o TÚNEL fosse tombado. Como o presidente MELHEN esteve doente e internado num hospital, o processo está parado. Dou a idéia de que esse assunto seja ventilado amanhã na reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Poder-se-á provocar o CONDEPHAAT através dessa Comissão.

Quase três anos depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, foi colocada hoje, DIA DA INDEPENDÊNCIA dos EUA, a pedra fundamental da TORRE DA LIBERDADE – edifício que será erguido em NOVA YORK, no mesmo local das torres gêmeas do WORLD TRADE CENTER, destruídas no ataque. “Colocamos a pedra fundamental do símbolo do triunfo contra o terror”, discursou o governador de NOVA YORK, GEORGE PATAKI, que presidiu a cerimônia no chamado ponto zero. A torre será a mais alta do mundo, com 586 metros. As TORRES PETRONAS em KUALA LUMPUR, MALÁSIA, têm 489 metros e eram o prédio mais alto do mundo até serem ultrapassados pelo TAIPEI 101 TOWER, com 552 metros. Uma grua especial colocou em seu lugar a pedra fundamental da obra, um bloco de granito de 20 toneladas que leva uma inscrição em homenagem às 2.749 pessoas mortas no atentado. A torre será o edifício mais seguro do mundo e as obras deverão estar concluídas até o início de 2009. BUSH fez seu discurso do DIA DA INDEPENDÊNCIA em VIRGÍNIA OCIDENTAL.

REALIZADA a primeira eleição direta para presidente da INDONÉSIA. A atual presidente do país, MEGAWATI SUKARNOPUTRI, e o ex-general SUSILO BAMBANG YUDHOYONO disputarão o segundo turno das eleições em setembro. Dos eleitores registrados, 81% compareceram às urnas, seis anos após a queda da ditadura do general SUHARTO, que ficou 32 anos no poder.

ENCONTRADOS os cadáveres de duas das vítimas do serial killer francês MICHEL FOURNIRET, suspeito de ter estuprado e matado trinta jovens em vários países da EUROPA, entre 1987 e 2001. As polícias da HOLANDA, BÉLGICA, DINAMARCA e FRANÇA investigam casos de jovens desaparecidas nesses locais que podem ter sido vítimas do pedófilo. Em DONCHERY, na FRANÇA.

4 DE JULHO DE 2005   :   -  SEGUNDA-FEIRA
A Associação Comercial de SÃO PAULO – ACSP, por sua Comissão Cívica e Cultural, sob a presidência de GUILHERME AFIF DOMINGOS, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Sessão Solene em comemoração ao MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 “9 DE JULHO”, a realizar-se no próximo dia 4 de julho, segunda-feira, às 17 horas, no auditório da sede da ACSP, na rua BOA VISTA, 51, 11 º andar.

PROGRAMAÇÃO:
1)    Abertura – OG POZZOLI, Membro da Comissão Cívica e Cultural da ACSP
2)    Apresentação sobre o Movimento Constitucionalista – MAJOR PM ARRUDA
3)    Homenageados com a Medalha CONSTITUCIONALISTA:      
-       MARCEL DOMINGOS SOLIMEO, Superintendente Institucional da ACSP
-       MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, Membro da Comissão Cívica e Cultural da ACSP
-       NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, Membro da Comissão Cívica e Cultural da ACSP
4) Encerramento - coquetel

Esta é uma data de muita movimentação para nós, relacionados com o Movimento Constitucionalista de 32. Por volta das 11 horas, estou me encontrando com o presidente eleito, GINO STRUFFALDI, na frente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONELL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES não estará conosco nesta data. Ele tem compromissos na CRUZ AZUL, onde levará sua sogra. Depois, a maçonaria impede que ele participe do evento da Associação Comercial. O TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA manda seu motorista, PM SABÓIA, vir nos buscar para um almoço no Restaurante PONTEIO, na LAPA. Passamos rapidamente pela DAMCO, onde pego as medalhas CONSTITUCIONALISTA e os respectivos diplomas, para galardoar MARCEL DOMINGOS SOLIMEO, a doutora NELLY CANDEIAS e a professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM na solenidade de hoje na Associação Comercial. Primeiramente vamos conversar com o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, no COLÉGIO SANTO IVO, o homem que, juntamente com o NAKAHARADA e uma dezena de pessoas interessadas com o Movimento Constitucionalista, a Associação “SOCIEDADE VETERANOS DE 32-Núcleo da LAPA”. Ninguém pode dizer que não dei meu sangue para essa Sociedade. É que meu dedo mínimo da mão esquerda é cortado, com muita dor, na porta do carro da viatura da PM, pingando muitas gotas de sangue defronte o Colégio SANTO IVO, sede do MMDC da LAPA. Um curativo é feito na hora e esquecemos esse pequeno incidente para ver a magnífica semente plantada pelo JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA nesse Colégio, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pioneiro na Capital, no lançamento de um núcleo. Isto é um fato histórico digno de ser registrado. Entrega-me a minuta do Estatuto, muito bem elaborado, por sinal, a fim de que eu possa sugerir algumas modificações. Ele quer desenvolver uma solenidade em comemoração aos 73 anos da Revolução no próximo dia 12. Mostra-nos o programa. O tempo para nós é escasso. Por volta das 13 horas, estamos num dos melhores restaurantes da LAPA, o tradicional PONTEIO. Ali, conversando com o professor JOSÉ CARLOS e com o TENENTE-CORONEL PM NAKAHARADA, vamos passar um tempo muito útil e unido também ao agradável de um excelente almoço.
Quase às 15 horas, despedimo-nos do JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA e do TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA. O PM SABÓIA, muito gentil, traz-nos de volta ao centro de SÃO PAULO. Fico nas imediações do MASP-TRIANON, onde embarco no metrô. A viatura vai levar o GINO até sua residência.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, estão à minha espera: TENENTE TASSI, advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA e o ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM. Elaboro com o TENENTE TASSI, escolhido o mestre de cerimônias para o 7 de julho, e também o futuro Diretor do Cerimonial da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o roteiro para a solenidade de posse dos novos presidentes no MMDC. Dou conhecimento a eles de uma carta que estou encaminhando ao DIÁRIO DE SÃO PAULO, O ESTADO DE SÃO PAULO e JORNAL DA TARDE.
Escuto da funcionária LUCIENE uma história longa sobre um telefonema dado pelo Sr MARCONDES, hoje, especulando dela o que está acontecendo na Sociedade. Já no sábado, lamuriando-se, o presidente atual conversou, via fone, durante uma hora, com o GINO STRUFFALDI, fazendo-se vítima de tudo o que está acontecendo na Sociedade. Mas isso é fruto de sua má administração. Papel ridículo e mesquinho de tentar “tirar” da LUCIENE informações que ele teria de perguntar diretamente a nós e não a ela, principalmente porque estamos numa transição de diretoria executiva e seria elegante de sua parte participar de nossas atividades e não fugir de suas responsabilidades, apesar da consideração que temos pela sua idade e a sua fragilidade de saúde. O certo mesmo teria sido a renúncia coletiva em março de 2004, quando então tudo isso já estaria resolvido. 
Quase às 17 horas, vamos para a Associação Comercial. Chegamos em cima da hora. Vamos cumprimentar muitos amigos: FRANCISCO GIANNOCCARO, VIVIANO FERRANTINI, CALAZANS, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, CORONEL R/R ARY CANAVÓ, CORONEL Cmt do CPOR PAULO ROBERTO CARDOSO, doutora NELLY CANDEIAS, professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, ORDINI, OG POZZOLI, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, ALFREDO BRUZZELLI, FRANCES DE AZEVEDO, MARCEL DOMINGOS SOLIMEO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE. O presidente eleito da Diretoria Executiva, CAPITÃO R/R GINO STRUFFALDI já se acha presente no evento, bem como o Professor JOSÉ CARLOS BARROS DE LIMA, do núcleo do MMDC da LAPA.
A abertura dos trabalhos é realizada pelo Coordenador da Comissão Cívica e Cultural, FRANCISCO GIANNOCCARO. Depois, OG POZZOLI vai fazer uma exortação ao Movimento Constitucionalista de 1932, enaltecendo a figura do falecido corneteiro ELIAS DE OLIVEIRA. Nesse momento chama o JURANDIR, corneteiro antigo do 1º BPChq, convidado por mim, para dar o toque de “ALVORADA”, no sentido de despertar os bons brasileiros para o combate ao mau governo LULA, enlameado pela corrupção criada pelo PARTIDO DOS TRABALHADORES. É um momento atual da Nação, estarrecedor, que passamos com a descoberta de inúmeras falcatruas, todas criadas pelo PT. OG POZZOLI traz para os nossos dias o Ideal de Direito de 1932.
Então vem o instante mágico desta noite. A magnífica apresentação do MAJOR PM ARRUDA e sua equipe, onde o gaiteiro CLEIBER DE SOUZA sempre causa admiração, numa das maiores encenações daquela EPOPÉIA DE 1932. Sempre arranca aplausos e lágrimas a palestra do ARRUDA, onde ele canta as músicas da época, mostra o cenário de SÃO PAULO antigo e até teatraliza muitos episódios, como o do caboclo PAULO VIRGÍNIO, barbaramente torturado pelos esbirros da ditadura. É longa a apresentação do ARRUDA, mas muito aplaudida pelos presentes. CLEIBER DE SOUZA encerra esse espetáculo com a execução do HINO NACIONAL na sua gaita.
Coroando a solenidade, faz-se a entrega, pelo presidente eleito da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CAPITÃO R/R GINO STRUFFALDI, da Medalha CONSTITUCIONALISTA ao MARCEL DOMINGOS SOLIMEO, da Associação Comercial; da doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS e da professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM (ambas são membros da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial).
A Associação Comercial oferece um coquetel aos presentes. É momento de inúmeras conversas, sobre os mais variados aspectos, quase todos ligados à Revolução Constitucionalista.
Por volta das 22 horas, deixamos o local. Com o GINO, ROMAGNOLI, JANAÍNA, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, vamos embarcar no metrô SÃO BENTO. Tomamos os nossos destinos. Embarco num van na ARMÊNIA. A VIA DUTRA ainda está congestionada por causa de um acidente depois do PARQUE NOVO MUNDO. Chego em casa depois das 23 horas, cansado, mas feliz por ter passado um dia em que enaltecemos os 73 anos do Movimento Constitucionalista.

As denúncias de corrupção que atingiram a cúpula do PT derrubaram o primeiro dirigente envolvido no escândalo. Em duas cartas encaminhadas à direção do partido, o secretário-geral, SÍLVIO PEREIRA, entregou o cargo. A expectativa é de que o tesoureiro DELÚBIO SOARES também deixe o cargo na reunião da Executiva Nacional.

Em uma ação planejada, uma quadrilha armada invadiu parte dos galpões da exposição de decoração CASA COR, em SANTO AMARO, e roubou as instalações onde havia eletroeletrônicos. O bando rendeu onze vigilantes e fugiu em um caminhão lotado de aparelhos. Ninguém foi preso. O assalto começou às 4 horas da madrugada. 

A estudante de Direito, LETÍCIA SANTARÉM AMARO RODRIGUES, de 20 anos, morreu ontem, pela manhã, após saltar de bungee jump de uma altura de 50 metros, em ARAGUARI (MG). O cabo que a segurava se rompeu. Ela estava acompanhada do pai, o engenheiro agrônomo LINEO AMARO RODRIGUES, que filmou a queda. As imagens serão utilizadas pela Polícia Civil na investigação do acidente. Neste esporte radical, a pessoa salta de uma grande altura presa a um cabo. O local da queda, um pontilhão ferroviário, pertence à UNIÃO, mas é utilizado pela Ferrovia Centro Atlântica. A estudante foi a primeira das cinco pessoas que realizariam o salto naquele dia e havia quinze pessoas assistindo aos saltos.

Acusado de apologia ao nazismo, o vendedor REGINALDO DE LIMA, 37 anos, foi preso, às 6 horas, na casa onde vivia com os pais e a irmã, na VILA CARIOCA, região do IPIRANGA. “Eu me interesso pela história da Segunda Guerra, não sou nazista”, disse o acusado. Investigado desde 2003, a polícia considerou que um site produzido por LIMA contém mensagens de apologia ao nazismo. A página era hospedada na ARGENTINA e, segundo o acusado, estava no ar desde 2001. De acordo com a polícia, ela só será desativada com autorização judicial. Com um mandado de busca e apreensão, policiais apreenderam livros, filmes, medalhas, selos, carteiras de trabalho alemãs e até um cantil que teria sido usado por soldados do Terceiro Reich.

LAUREADA com o Prêmio CAIXA DE JORNALISMO SOCIAL a repórter ELIANE BRUM, autora da reportagem “O POVO DO MEIO”, publicada na revista ÉPOCA, em outubro de 2004.

MORREU o cineasta italiano ALBERTO LATTUADA, aos 91 anos, diretor dos filmes MULHERES E LUZES (1952) e O MAFIOSO (1962). Faleceu em ROMA,

O contrabaixista PIERRE MICHELOT, que tocou com MILES DAVIS, morreu aos 77 anos, vítima do MAL DE ALZHEIMER, em PARIS.

MORREU o boxeador americano MARTÍN SÁNCHEZ, aos 26 anos, um dia depois de ser nocauteado pelo russo RUSTAM NUGAEV, em LAS VEGAS, EUA.

MARGA LÓPEZ, atriz mexicana de teatro e cinema, morreu nesta segunda-feira, aos 81 anos, por problemas cardíacos, no Hospital Médica Sur, após vários dias gravemente enferma. A atriz, nascida na ARGENTINA, mas naturalizada mexicana, foi um símbolo mexicano nos anos 1940 e 1950, quando protagonizou os filmes SALÓN MÉXICO e SOLEDAD.

LIBERTADA uma das criminosas mais odiadas do CANADÁ, KARLA HOMOLKA, de 35 anos. Ela cumpriu pena de doze anos por estupro, tortura e morte de três meninas, entre elas a própria irmã, em MONTREAL.

CONDENADO à prisão perpétua um aluno de 16 anos que estuprou sua professora, de 28 anos, em uma escola de WESTMINSTER, em 2004, em LONDRES.

A missão suicida de uma pequena sonda espacial americana – DEEP IMPACT - foi concluída com sucesso extraordinário quando ela se chocou com um cometa do tamanho de uma pequena cidade, 134 milhões de quilômetros além da órbita da TERRA. A colisão, monitorada minuciosamente por uma série de observatórios em terra e no espaço, produziu um flash de luz incandescente e uma explosão de vapor e poeira do cometa. O impacto com o cometa TEMPEL I ocorreu exatamente às 2:52 horas (horário de BRASÍLIA). A espaçonave camicase, do tamanho de uma pequena lava-louças foi pulverizada na colisão, a uma velocidade de 37 mil km/hora. Antes disso, entretanto, coletou e enviou uma série de imagens e informações sobre o cometa, que poderão ser estudadas pelos pesquisadores em terra.

Um terremoto de 6,8 graus de magnitude atingiu a ILHA DE SUMATRA, INDONÉSIA, hoje pela manhã, sacudindo prédios e causando pânico na população. Muitos moradores abandonaram suas casas com medo de desmoronamentos, segundo informações transmitidas pela rádio EL-SHINTA, da cidade de MEDAN. Um terremoto no fundo do mar de proporções semelhantes causou  o tsunami na região há pouco mais de seis meses.

Ainda assisto na GLOBO o filme “OS VIAJANTES DA NOITE”. EUA/FRANÇA, 2001. Direção de JEAN MARIE POIRE. Com JEAN RENO, CHRISTIAN CLAVIER e TARA REID. Um nobre inglês é enfeitiçado por uma bruxa e, depois, transportado para o futuro por um mago. Ao lado de seu servo, ele surge em CHICAGO, no século XXI, e se surpreende com as novidades dos tempos modernos.

2 006   :   -   TERÇA-FEIRA
Com respeito à sessão solene acontecida ontem na Associação Comercial, o jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO publica hoje o seguinte:
“Nada em SÃO PAULO foi feito pelo Estado: SÃO PAULO é um monumento à iniciativa privada”, disse o jornalista JOÃO MELLÃO NETO durante a comemoração do Movimento Constitucionalista de 32 - 9 de Julho – promovida ontem pela Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial de SÃO PAULO (ACSP), na sede da entidade.
O resultado disso, segundo MELLÃO NETO, é que se SÃO PAULO fosse um país, estaria entre os 30 mais ricos do mundo e o terceiro da América Latina, depois de MÉXICO e do próprio BRASIL; se fosse um estado federado dos ESTADO UNIDOS, seria o sexto mais rico da AMÉRICA. Ele creditou o desenvolvimento e importância de SÃO PAULO a dois fatores básicos: a ausência da corte, do Estado interventor na economia e a abertura pra os imigrantes dispostos a empreender.
“Por isso, SÃO PAULO não deve favores a ninguém, praticamente tudo foi feito pela iniciativa privada, até nossos palácios”, afirmou MELLÃO NETO, dando alguns exemplos, entre os quais as atuais sedes dos governos estadual e municipal. Ele fez também um breve histórico de 32, a guerra de três meses que resultou em 830 mortos e foi considerado o maior conflito armado do século XX, em território brasileiro.
VALORES CÍVICOS – O presidente em exercício da ACSP, ALENCAR BURTI, abriu a cerimônia: “O movimento 9 de Julho representa um exemplo dos ideais de justiça, liberdade e, sobretudo, de esperança para as novas gerações”. Para BURTI, “neste momento difícil de crise que o País atravessa é importante preservar essa referência ética e moral histórica para construir o País que sonhamos”, disse.
FRANCISCO GIANNOCCARO, coordenador da Comissão Cívica e Cultural, explicou que a entrega do Colar CARLOS DE SOUZA NAZARETH (nome do presidente da ACSP durante o Movimento de 32) aos homenageados de ontem representa a continuidade da luta pelo fortalecimento das instituições democráticas. Para GIANNOCCARO, a Comissão – formada por inúmeras instituições, entre outras pelo Instituto Histórico, Academia Paulista de Letras, Polícia Militar e Sociedade Veteranos de 32 – busca usar o civismo como uma lição para os jovens.
Em sua palestra, o CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES destacou que esse trabalho cívico da ACSP reflete a coerência dos seus 112 anos de vida e mostra o trabalho de CARLOS DE SOUZA NAZARETH como o grande representante “do espírito empreendedor e liberal que ajudou no desenvolvimento econômico e social de SÃO PAULO e do BRASIL”.
O coronel criticou a falta de ética na política, a corrupção no aparelho de Estado, as ações criminosas do PCC e de grupos políticos que depredam a propriedade pública impunemente. “Mas o BRASIL produtivo é bem maior do que essa parcela predatória que pretende se assenhorear da Nação”, afirmou. Antes da entrega do Colar, a poetiza da Comissão Cívica e Cultural, FRANCES DE AZEVEDO, leu o “Tributo aos Paulistas”:
Julho que ficou na história,
Julho da história em nossa memória,
Julho de luta em todas as frentes,
Julho que resta indelével em nossas mentes!

Ano de 32: da revolução contra o ditador,
Ano de 32: da união dos Estados na dor.
Ano de 32: de guerreiros Constitucionalistas,
Ano de 32: de grandes heróis paulistas!

Salve, salve os grandes nomes do Movimento!
Salve, salve os não lembrados no momento!
Salve, sabe a raça de um povo!
Salve, salve, pois fariam tudo de novo!

HOMENAGEADOS – GUILHERME AFIF DOMINGOS, presidente licenciado da ACSP, entregou o Colar CARLOS DE SOUZA NAZARETH a ENÉAS MACHADO DE ASSIS, 93 anos, radialista e ex-combatente da Revolução de 32. “Não podemos esquecer que além do amor e da esperança, a vida gira acima de tudo em torno da fé”, disse o radialista. AFIF DOMINGOS salientou que o homenageado é um dos mais importantes difusores do rádio no BRASIL, ao lado de NICOLAU TUMA (falecido este ano).
“Além de um testemunho da nossa história, foi um símbolo para o desenvolvimento da radiodifusão, um dos maiores instrumentos para a implantação da liberdade e democracia no País”, afirmou GUILHERME AFIF. O presidente do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, ADILSON CÉZAR, recebeu o colar de GIANNOCCARO. “Esta homenagem vai para o ideal de todos os paulistas que têm compromisso com o direito, a ética e a legalidade”.
O TENENTE-CORONEL SÉRGIO LUIZ TRATZ; o poeta PAULO BOMFIM e o presidente em exercício da ACSP, ALENCAR BURTI, entregaram aos outros três colares, respectivamente para o CAPITÃO GINO STRUFFALDI, presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; JOÃO DE SCANTIMBURGO, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e diretor-responsável do DIÁRIO DO COMÉRCIO (DC) da ACSP e IVES GANDRA MARTINS, jurista e presidente da Academia Paulista de Letras.
“Esse prêmio mantém vivo os sonhos de 32”, disse STRUFFALDI. “Mostra os ideais centenários da ACSP e sua capacidade de reunir todos seus colaboradores em torno de um trabalho justo e prazeiroso”, acrescentou SCANTIMBURGO. Para ele, o poeta PAULO BOMFIM expressa esse sentimento de amor à história paulista.
IVES GANDRA MARTINS lembrou que os paulistas conquistaram em 32, a partir da elaboração da Carta de 1934, uma nova referência constitucional para o BRASIL. “E que acabaria influenciando as Constituições seguintes e criando uma marca na democracia brasileira, que vem até nossos dias”, acrescentou.
Além disso, destacou o jurista e acadêmico, o Colar CARLOS DE SOUZA NAZARETH é também uma homenagem ao ímpeto desbravador dos paulistas bandeirantes. “Foram eles que deram ao BRASIL seu atual perfil geográfico. Sem eles, sem a gente paulista, o BRASIL seria a metade do que é hoje”, resumiu IVES GANDRA MARTINS.       

Em momentos decisivos de COPA vale tudo – até se apegar a retrospecto histórico, principalmente quando é favorável. Pois a ITÁLIA neste momento não confia apenas nos gols de LUCA TONI, na segurança de BUFFON, na garra de GATTUSO ou na técnica de TOTTI. A SQUADRA AZZURRA entra em campo hoje no WESTFALSTADION, com a estatística na ponta das chuteiras. E ela indica invencibilidade nos quatro confrontos prévios contra a ALEMANHA – sempre em campo neutro. Foram dois empates por 0 a 0 e duas vitórias – a mais importante delas, na final do Mundial de 1982, em MADRI.
Embora italianos e alemães sejam freqüentadores assíduos da competição- 16 cada um e só perdem para o BRASIL com 18-, a primeira vez em que tiveram seus caminhos cruzados foi em 1962, no CHILE. Os dois tricampeões se enfrentaram em 31 de maio, no Estádio NACIONAL, em SANTIAGO. O jogo, equilibrado e sem grandes emoções, terminou    0 a 0. A ITÁLIA tinha o brasileiro JOSÉ ALTAFINI, o MAZZOLA, e o argentino OMAR SIVORI. O capitão era LORENZO BUFFON, tio do titular da camisa 1 de hoje.
O segundo duelo, e o mais dramático, ficou para 1970, no MÉXICO. Ambos se encontraram na CIDADE DO MÉXICO, em 17 de junho, na disputa  por vaga para a final, ao lado do BRASIL. A ITÁLIA saiu na frente, com BONINSEGNA aos 8 minutos, mas a ALEMANHA empatou em cima da hora, com SCHINELLINGER. A prorrogação foi alucinante: MÜLLER virou aos 4, BURGNICH igualou aos 8 e GIGI RIVA fez 3 a 2 aos 14. MÜLLER empatou de novo, aos 5 minutos do segundo tempo e RIVERA fez 4 a 3 aos 6. Imagem marcante foi a de BECKENBAUER jogando com o braço direito enfaixado, após sofrer luxação.
A terceira vez não foi empolgante e ficou no 0 a 0, na ARGENTINA. Os italianos montavam a base que, quatro anos mais tarde, seria campeã do mundo na ESPANHA. E foi justamente em MADRI o último combate. A AZZURRA fez 3 a 0, com ROSSI, TARDELLI e ALTOBELLI. BREINER diminuiu, apenas para salvar a honra.

Recebo um e-mail do SARGENTO SANDRO, vice-presidente da ANFEB, seção de MATO GROSSO DO SUL. Ele está nos oferecendo a Medalha da Força Expedicionária. Mantenho uma correspondência virtual com ele. O ARIOVALDO CHACUR, que esteve em SANTO ANDRÉ, ontem, manda-me a palestra do CORONEL PM RENATO ALDARVIS. Outra mensagem é a da JANAÍNA. Ela reluta em assumir a presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, núcleo de GUARULHOS. Isso deverá acontecer no dia 12 de julho.
Hoje pela manhã não tenho compromissos pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, mas marquei um encontro com o engenheiro ESDRAS, na rua AURORA, 858, sede da ANAPOM (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS MILITARES), a fim de apresentá-lo ao Presidente TENENTE PM RUSSO. Por volta das 10 horas estou nesse endereço. O engenheiro ESDRAS já ali se encontra. Esperamos a chegada do TENENTE PM RUSSO e faço a apresentação do engenheiro. O interesse do ESDRAS é trabalhar em construções de casas populares para a ANAPOM. Permanecemos até quase meio-dia conversando com o RUSSO. Ele também é candidato a deputado estadual.
Rumo depois para o MMDS. Com minhas atividades por causa das diversas solenidades a respeito do 74º Aniversário do Movimento Constitucionalista, deixei CARBAIA cuidando da presidência. Tudo tem transcorrido sem novidades. AMÉRICO vai fazer alguns serviços para mim e, logo mais, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O presidente não virá hoje e o CORONEL PM MENDES mantém vários contatos, via celular, comigo. Estamos com problemas relacionados a medalhas. Se já não bastasse a compra errada da medalha por parte do CARLOS FANCHIONI, em SANTO ANDRÉ, agora o MENDES dá a notícia de que foram compradas medalhas MMDC e não a CONSTITUCIONALISTA por parte da própria POLÍCIA MILITAR. Mantenho um contato com o TENENTE LUÍS ANTÔNIO para sanar esse erro. Outro problema: o 2º BPE não comprou em tempo hábil a medalha e isso pode até adiar a solenidade marcada para a manhã do dia 6 de julho.
PAULO BOMFIM mantém contato telefônico comigo. Quer ele saber se o ofício de outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA para o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador LIMONGI, está pronto. Mando a funcionária LILIAN entregar esse documento. Está muito atrasada a entrega desses ofícios de outorga e o CORONEL PM MENDES promete sanar esse problema amanhã.
Continuam chegando as cinzas dos heróis que serão imortalizados em 9 de Julho. São de dez ex-combatentes. A 5ª EM/PM quer esses nomes, bem como um pequeno histórico da Revolução.      

Com dois belos gols nos últimos dois minutos da prorrogação, a ITÁLIA silenciou as arquibancadas do WESTFALENSTADION, em DORTMUND, e fará final inédita no domingo, dia 9 de Julho, com o vencedor de PORTUGAL x FRANÇA. Já os alemães disputarão o terceiro lugar. Prevaleceu a força da história. Em cinco duelos contra a ALEMANHA, os italianos empataram dois e ganharam três. GROSSO e DEL PIERO garantiram a festa da AZZURRA, num jogo em que não faltou garra e sobrou aplicação tática.

Em depoimento à CPI DOS SANGUESSUGAS, hoje, o delegado da Polícia Federal TARDELLI BOAVENTURA e o procurador da República em MATO GROSSO, MÁRIO LÚCIO AVELAR, disseram que o desvio de recursos por parlamentares para compra superfaturada de  equipamentos e ambulâncias também ocorreu com dinheiro do Ministério da Educação – no caso, para compra de veículos de transporte escolar. O delegado e o procurador informaram que o esquema era usado ainda com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia para compra de carros no programa de inclusão digital. Segundo o vice-presidente da CPI, deputado RAUL JUNGMANN, o delegado e o procurador disseram que a máfia da ambulância interagia com cerca de sessenta parlamentares e envolvia entre 250 e 300 prefeitos. Amanhã a CPI deverá votar a convocação de três ex-ministros da Saúde: dois do atual governo – o petista HUMBERTO COSTA e SARAIVA FELIPE – e o candidato tucano ao governo de SÃO PAULO, o ex-prefeito JOSÉ SERRA. 

O sonho de ser médico levou de volta para a cadeia BRUNO WILLIAN MOURA DA SILVA, 22 anos, que já cumpriu pena sob acusação de estelionato. Ele confessou à polícia trabalhar em três clínicas da zona norte da Capital e GUARULHOS, e a polícia investiga se ele prestou serviços para outras cinco nas mesmas regiões. Hoje, ele foi preso em flagrante por policiais do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (DEIC) disfarçados de propagandistas de remédios.

Campeã de WIMBLEDON de 2004, MARIA SHARAPOVA mostrou estar determinada a repetir a façanha. Nem mesmo a invasão de um streaker (peladão), que se exibia com pulos e cambalhotas, tirou a concentração da tenista russa. Manteve o ritmo de jogo e derrotou a compatriota ELENA DEMENTIEVA. Com o resultado, avançou para as semifinais e vai ter pela frente na rodada do dia 6 a número 1 do mundo, a francesa AMELIE MAURESMO, que perdeu seu primeiro set até agora no torneio na vitória por 2 a 1 diante da russa ANASTASIA MYSKINA. A outra semifinal reúne as belgas KIM CLIJSTERS, que eliminou a chinesa NA LI e JUSTINE HENIN-HARDENNE, que ganhou da francesa SEVERINE BREMOND. 

A DISCOVERY decolou hoje do Centro Espacial KENNEDY, na FLÓRIDA, às 15:38 horas (horário de BRASÍLIA), com sete astronautas a bordo. A partida atrasou em três dias por causa de uma rachadura na espuma isolante do tanque externo de combustível. Problema semelhante provocou a explosão da nave COLUMBIA e a morte de seus tripulantes, em 2003.  A missão leva mantimentos e um novo tripulante à Estação Espacial Internacional.  Foi a primeira decolagem em um 4 de julho, o DIA DA INDEPENDÊNCIA dos EUA. Fragmentos de espuma isolante se desprenderam, mas a NASA afirma que isso estava previsto. Se os danos à nave se revelarem irreparáveis, os astronautas permanecerão na estação até a chegada de uma missão de resgate. Em CABO CANAVERAL. 

O governo da INDONÉSIA confirmou a 40ª morte ocasionada pela gripe aviária. A vítima foi uma criança de cinco anos, que faleceu na porção leste da ILHA DE JAVA. O vírus da gripe aviária já vitimou pessoas em outros lugares da ÁSIA, na EUROPA e na ÁFRICA. As autoridades indonésias têm recebido duras críticas de organizações internacionais por falta de empenho na campanha contra a doença, que é fatal.
         
2 007    :    QUARTA-FEIRA
Nas favelas, no senado/ sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a Constituição/ Mas todos acreditam no futuro da nação/ Que país é esse. No Amazonas, no Araguaia, iá, iá/ Na Baixada Fluminense. Mato Grosso, nas Gerais/ E no Nordeste tudo em paz. Só mesmo morto eu descanso/ Mas o sangue anda solto, manchando os papéis, documentos fiéis/ Ao descanso do patrão/ Que país é este/ Terceiro mundo, se for/ Que país é este/ Que país é este/ Piada no exterior. Mas o Brasil vai ficar rico/ Vamos faturar um milhão, quando vendemos todas as almas/ Dos nossos índios em um leilão/ Que país é este/ Que país é este/ Que país é este.
Quando o ex-senador FRANCELINO PEREIRA proferiu, em momento de indignação, a frase “QUE PAÍS É ESTE”!, certamente não imaginou o efeito que teria anos depois na música nacional. No final da década de 1970, o então adolescente RENATO MANFREDINI JÚNIOR aproveitou a deixa e escreveu uma música com o mesmo título da frase do político. Anos depois, o jovem RENATO passou a ser conhecido como RUSSO, líder da LEGIÃO URBANA.
A música deu nome ao terceiro disco da banda, em 1987, e hoje, VINTE ANOS DEPOIS do lançamento do álbum, a pergunta acaba tendo resposta em sua própria repetição. As frases da canção soam como se estivessem sido escritas há dois dias e a força de RENATO RUSSO, comprova-se, estava em seu poder de enxergar para muito além dos anos 1980. O ex-baterista da LEGIÃO, MARCELO BONFÁ, lamenta que a canção que tanto tocou esteja atual. “Infelizmente a música e o disco são atuais. Veja a usina de ANGRA DOS REIS (RJ), por exemplo: mais uma vez, não sabemos nada do que está acontecendo sobre a energia nuclear (o disco da LEGIÃO questiona isso na canção ANGRA DOS REIS).  ANGRA é um dos lugares mais lindos do mundo e não precisa daquele trombolho”, ressalta BONFÁ.

Telefono ao CORONEL MENDES, nesta manhã, combinando uma ida até o TRIBUNAL DE JUSTIÇA, que por volta das 12:30 horas estará inaugurando a EXPOSIÇÃO DOS 75 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA. Ele fica de avisar o GINO STRUFFALDI.
O resto da manhã dedico ao computador, digitalizando minhas memórias.  

Por volta das 12:30 horas, estou chegando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde aguardo o presidente GINO STRUFFALDI e o vice, CORONEL MENDES. Está sendo inaugurada a Exposição Temporária da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA – 75 ANOS, no Palácio da Justiça – “Salão dos Passos Perdidos” , Praça da Sé, s/nº - 2º andar. Somos recepcionados pelo Desembargador CELSO LUIZ LIMONGI, Presidente do Tribunal e pelo príncipe dos poetas PAULO BOMFIM. O Comandante do CPA/M-1, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO e seu Chefe de Estado Maior, TENENTE-CORONEL PM WALTER MARTINS DE LIMA, também estão presentes. Nosso associado SÍLVIO e esposa emprestaram ao Museu do TJ seus pertences pessoais da Revolução de 1932, expostos neste momento. Vemos também o associado ANTÔNIO FROTA. Durante um bom tempo permanecemos no “Salão dos Passos Perdidos”, em conversas com pessoas que visitam a exposição.
Quando rompeu a Revolução Constitucionalista tornou-se impossível o funcionamento regular do serviço forense em São Paulo, porquanto os advogados e funcionários, além de juízes, fizeram-se soldados da Lei para combater a Ditadura.
Em conseqüência, suspenderam-se os prazos processuais, com a decretação de feriados, a partir de 9 de julho de 1932, que perdurou até a cessação do estado de beligerância.
Nessa emergência, somente a Secretaria do Tribunal é que permaneceu aberta para os despachos de rotina, com o Presidente COSTA MANSO, cujos trabalhos foram retomados após o armistício que pôs fim à Revolução, em princípio de outubro.
Durante esses dias tumultuosos, COSTA MANSO, na condição de Chefe do Poder Judiciário, participou da aclamação do Embaixador PEDRO DE TOLEDO – Governador do Estado – tendo assinado a histórica ata que deferiu ao ilustre político o compromisso de dirigir os destinos do povo paulista, além de assinar, no dia 13 de julho, a proclamação dirigida a todo o povo brasileiro, nos seguintes termos:
“São Paulo não pegou em armas para combater os seus queridos irmãos de outros Estados, nem para praticar a loucura de separar-se do Brasil, mas, unicamente, para apressar a volta do País ao regime constitucional”.
31 de agosto, quando ia acesa a luta nos quatro quadrantes do Estado, COSTA MANSO pronunciou veemente discurso através de uma rádio desta Capital, fazendo um balanço da marcha da Revolução a partir de sua erupção, que não teve caráter separatista, como assoalhavam os agentes da Ditadura, mas sim o de movimento popular, envolvendo todos os segmentos da sociedade sob a liderança da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Indústrias, que facilitaram a incorporação de seus empregados nas tropas constitucionalistas, mediante a reserva de seus lugares, com a garantia dos respectivos vencimentos.
Lembrou o insigne Chefe do Poder Judiciário a atuação do Instituto dos Advogados, em consonância com a Congregação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, de onde partiram os primeiros voluntários, bem como a Igreja Católica, que não se limitou a fornecer serviço religioso à tropa, mas foi além, organizando a formação de um batalhão de caçadores diocesanos, assim como o Batalhão Arquidiocesano, da Capital, formado por antigos alunos desse renomado estabelecimento de ensino, entre outras entidades, como a Liga das Senhoras Católicas, incansáveis no trabalho de assistência aos soldados e às suas famílias. A participação da maçonaria e das colônias estrangeiras, radicadas na Capital, mereceu especial destaque nesse discurso, assim como a colaboração da Imprensa, a par da solidariedade da população, que ocorreu em massa para doar ao Estado suas jóias, na patriótica Campanha do Ouro em prol de São Paulo, compreendendo os bancos, que puseram à disposição do Tesouro a reserva acumulada no Banco do Brasil, sobre a qual emitiram os famosos “Bônus pro Constituição”, muito disputados pelo povo.
No fecho desse memorável pronunciamento, COSTA MANSO, aludindo à libertação dos filhos de ISRAEL do cativeiro do EGITO, perorou:
“São Paulo, em si próprio, encontrou os recursos de que necessitava. Se sofreu a infâmia da traição externa e interna não perdeu e nem perderá a fé. E, por isso, vencerá, ainda que a vitória exija, como ao povo eleito, o sacrifício de uma geração. Se a sorte das armas nos for adversa, teremos perdido uma batalha. Mas uma batalha não é a guerra. Esta havemos de ganhar, porque o São Paulo dos bandeirantes ressuscitou e nunca mais será crucificado!”.
Este texto é de autoria do desembargador EMERIC LÉVAY, extraído do Livro do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo “Memórias e Atualidade – 1874 – 2007”
Também pudemos adquirir uma cópia do original do Ministro MANOEL DA COSTA MANSO, então Presidente do Tribunal de Justiça, publicado pelo desembargador ODILON DA COSTA MANSO em julho de 1977, no ensejo do 45º aniversário da guerra de São Paulo. Esse discurso foi proferido por MANOEL DA COSTA MANSO, através do rádio, aos 31 de agosto de 1932. Ele foi combatente voluntário do 2º grupo, 3º pelotão, 3ª Companhia, do Primeiro Batalhão da Milícia Civil, sob as ordens do lendário Comandante ROMÃO GOMES. ODILON DA COSTA MANSO é filho de MANOEL DA COSTA MANSO.
É lógico que um evento desse porte sempre traz conhecimentos novos para nós que gostamos de estudar os pormenores da revolução de 32. Assim é que tiro dados de um discurso de IBRAHIM NOBRE “AINDA E SEMPRE”, em 3 de outubro de 1932, um dia após a cessação das hostilidades.
AINDA E SEMPRE
............Era a alma em carne viva d´uma terra! Não há conter maremotos, nem asfixiar crateras. Não houve preparos. Não havia balas, nem fuzis. Havia, porém, coração e pundonor, anseios e deveres, músculos e consciências. Não se conspirou. Aspirou-se, respirou-se a guerra. E 9 de Julho explodiu. Incoercível.
São Paulo desde logo era uma porção de fé cercada de agressões por todos os lados. Uma ilha de heroísmo! Nas trincheiras, contava-se um soldado contra dez. Um fuzil faminto entre vinte metralhadoras nutridas. Era a potência contra a Província e Matéria contra o Espírito. A nuvem contra a Claridade!
                                                                                                 IBRAHIM
                                                                                                 3 – 10 - 32
Os oficiais do MMDS almoçam comigo. No entanto, teria uma tarde muito agitada. Dou prioridade à ORDEM DO DIA do combatente OSWALDO  DIANA, que preparei ontem e que, nesta tarde, tendo ele ao lado, acompanhado de sua filha ORIVALDA, preparo no computador, do jeito que seja melhor para ele ler no dia 9 de Julho, quando assumir o Comando do Exército Constitucionalista. O professor EGBERTO MAIA LUZ, com sérios problemas de saúde, também comparece na Sociedade e, apesar de todas as dificuldades, há um treinamento da passagem de Comando do Exército Constitucionalista, pois EGBERTO MAIA LUZ passará o Comando para OSWALDO DIANA.
Estão comigo também nesta tarde: GINO STRUFFALDI, CORONEL ARY CANAVÓ, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, ANA MARIA AMARAL, CARMEN LÚCIA AMARAL, MARIA DE LOURDES DE F. M. WOLFF, PAULO DELFINO NOGUEIRA, ANTONIO AUGUSTO DA ROCHA FROTA e outras pessoas. O MENDES não pode ficar conosco nesta tarde, pois tem trabalho no GRANDE ORIENTE. Por diversas vezes faz contatos conosco. Uma notícia muito desagradável que ele me dá, depois confirmada por dona VITÓRIA, é que o presidente VAZ DE LIMA, da Assembléia Legislativa, suspendeu em definitivo a sessão solene que iria acontecer no 9 de Julho. É um grande absurdo que essa pessoa está fazendo.  O PALÁCIO NOVE DE JULHO está de luto pela incoerência de seu presidente. Enquanto o PODER JUDICIÁRIO dá uma importância tão grande para a EPOPÉIA DE 1932, um outro senhor, que representa o PODER LEGISLATIVO, comete essa infâmia. O pior é que está na lista para receber a Medalha Constitucionalista. Se eu fosse secretário da Medalha, tiraria ele da relação.
A BAND NEWS, através da repórter FERNANDA, marca uma entrevista comigo para amanhã, às 13 horas. Parece que o assunto é sobre o Monumento Mausoléu. Outros repórteres entrevistam o GINO, numa tarde movimentadíssima.
CORONEL CANAVÓ transmite que a filha do GENERAL CÂNDIDO CARNEIRO, herói de SOLEDADE, na Revolução Constitucionalista de 1932, virá a SÃO PAULO por ocasião das comemorações do JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução. Ficará hospedada, de 8 para 9 de julho, no HOTEL ELDORADO BOULEVARD, Avenida São Luiz, 234, perto do Edifício Itália. Trará dois filhos: FRANCISCO LUCANO SANTOS, de 25 anos e ARTUR CARNEIRO, de 16 anos. Pede-me viatura para transportá-la do hotel até o IBIRAPUERA, no dia da Solenidade.
ROMAGNOLI diz que um repórter do OLHO VIVO está querendo entrevistar o GINO nesta tarde.
Saímos tarde da Sociedade. Em casa, ainda tenho de providenciar uma série de documentos para os dias vindouros, quando as nossas atividades serão muitas.
Um telefonema do 2º BPE dá ciência de que o GINO, MENDES e VENTURA irão ser condecorados no dia 6 de julho, por volta das 8 horas. Transmito essa notícia ao GINO. O MENDES também já sabe.
Em casa, nesta noite, através da Internet, peço condução para o poeta PAULO BOMFIM e para dona INOCÊNCIA. Transmito ao Professor JOSÉ CARLOS a infeliz notícia de que o “chefe” do Legislativo cancelou a solenidade que haveria no dia 9 de Julho na Assembléia Legislativa. Também lhe transmito que foi adiada a solenidade na Academia Paulista de Letras, de 5 para 12 de julho. 

Cumprimento o meu companheiro de Escola de Oficiais, CORONEL PM Ref ALBINO CARLOS PAZZELLI, que hoje está completando 66 anos de idade. Convida-me para uma festa que fará em sua residência no dia 7 de julho, próximo sábado, às 16 horas. Ele mora em CARAPICUIBA.

Faleceu o CORONEL PM Ref HERCULANO GONZAGA DE CARVALHO. Sentiu-se mal no dia 4 de junho, pegou um táxi e internou-se no CRAZ. Durante todo esse tempo aguardava em apartamento para exames específicos e provável cirurgia. Hoje foi vítima de um infarto do miocárdio. O velório está sendo realizado no Hospital da CRUZ AZUL.

Com um futebol medroso, desordenado e fraco tecnicamente, o BRASIL obteve a segunda colocação do GRUPO B da COPA AMÉRICA, ao vencer o EQUADOR, por 1 a 0, nesta noite, em PUERTO LA CRUZ, VENEZUELA. A classificação veio graças a um pênalti infantil sobre ROBINHO – que converteu a cobrança – e teve a ajuda do juiz SÉRGIO PEZZOTA, que deixou de marcar um pênalti de ALEX sobre TENÓRIO. O BRASIL terminou com 6 pontos, 1 atrás do MÉXICO. Vai enfrentar nas quartas-de-final o CHILE, melhor terceiro, adversário vencido por 3 a 0 na segunda rodada da primeira fase. O duelo será no dia 7, sábado, às 21:45 horas.

O senador JOAQUIM RORIZ renunciou ao mandato para evitar a cassação, preservando assim os direitos políticos e a possibilidade de disputar as próximas eleições. Antes da apresentação da renúncia, a Mesa Diretora do Senado realizou manobra para ajudar RORIZ – que é acusado de desviar dinheiro do Banco de BRASÍLIA. Em reunião chefiada pelo Presidente da Casa, RENAN CALHEIROS, a Mesa decidiu abrir processo por quebra de decoro, mas atrasou o envio do caso ao Conselho de Ética para que RORIZ tivesse tempo de preparar a saída. O senador queria prazo para convencer seus suplentes a renunciar também, o que levaria a uma nova eleição para a vaga: a tática não deu certo.
O Conselho de Ética do Senado definiu os três parlamentares que vão atuar como relatores do processo contra RENAN. Dois deles – MARISA SERRANO e RENATO CASAGRANDE – defendem investigação rigorosa. O terceiro, ALMEIDA LIMA, é defensor de RENAN.

Na terceira fase da OPERAÇÃO HURRICANE da Polícia Federal, a Justiça decretou hoje a prisão de 13 das 15 pessoas denunciadas por corrupção ou formação de quadrilha em favor de donos de bingos. Oito delas já foram presas, incluindo o ex-deputado federal por SÃO PAULO, JOSÉ FERREIRA DO NASCIMENTO, o ZÉ ÍNDIO, e um ex-assessor. Também foram presos dois delegados federais e a mulher de um deles – segundo a denúncia, ela incorporava um espírito que orientava o marido nas extorsões. O Supremo Tribunal Federal deu hábeas-corpus para 20 pessoas presas na primeira fase da OPERAÇÃO HURRICANE, mas 11 devem permanecer presas porque respondem a outros processos na Justiça.

Como diria TOM ZÉ, homem que foi enterrado vivo duas vezes, o escritor e cineasta JOSÉ AGRIPPINO DE PAULA vivia esquecido do mundo no EMBU DAS ARTES, como se tivesse morrido para os vivos. De vez em quando, lembravam-se que ele existia – sua literatura, como sua vida, nunca foi feita para reiterar uma realidade, mas para inventar outra bem distinta. O autor morreu nesta quarta-feira, de infarto, aos 69 anos (faria 70 na semana que vem, dia 13), no retiro em que se enfiou, meio que voluntariamente, desde o início dos anos 1980. Sofrendo de esquizofrenia, passou grande parte dos seus últimos dias tutelado pelo irmão. Quando sua mãe morreu, em idade avançada, AGRIPPINO ficou sozinho em sua casa, resistindo aos cuidados de saúde e higiene mais básicos.
O “BRUXO DO EMBU”, como o chamavam, mudou a face da literatura brasileira em 1967, quando publicou PANAMÉRICA, livro que é citado na letra de SAMPA, de CAETANO. O texto do livro mistura personagens de emergente cultura pop americana, como JOHN WAYNE, MARILYN MONROE, JOE DIMAGGIO, ANDY WARHOL, numa espécie de comentário alegórico sobre a sociedade de consumo e a eficiência de seus signos. Com JORGE MAUTNER, fundou o movimento filosófico KAOS, e influenciou bastante a TROPICÁLIA e seus protagonistas mais conhecidos, CAETANO VELOSO e GILBERTO GIL.
A primeira vez que AGRIPPINO renasceu em vida foi em 1988, quando o MUSEU DA IMAGEM E DO SOM organizou uma retrospectiva de sua obra e reeditou PANAMÉRICA. Há poucas semanas, SÉRGIO PINTO DE ALMEIDA, o editor que tomou para si a responsabilidade de reeditar sua obra (recolocou no mercado tanto PANAMÉRICA quanto o assombroso livro de estréia do autor, LUGAR PÚBLICO), anunciou que acaba de vender os direitos de PANAMÉRICA para a FRANÇA.
A segunda vez que AGRIPPINO ressuscitou foi em 2005, quando a psicanalista MIRIAM CHNAIDERMANN encontrou, na feita de antiguidades da Praça BENEDITO CALIXTO,uma câmera super-8 igual às de AGRIPPINO usou nos anos 1970. O escritor sempre dizia aos interlocutores que o procuravam no EMBU que voltaria a filmar se tivesse uma daquelas câmeras. MIRIAM e seus colaboradores compraram o material e investiram no projeto de trazer AGRIPPINO de volta à atividade criativa. Enquanto tentavam, faziam seu próprio filme, documentando a tentativa e o mundo de AGRIPPINO no curta PASSEIOS NO RECANDO SILVESTRE.
AGRIPPINO dirigiu o filme HITLER TERCEIRO MUNDO, organizou o show PLANETA DOS MUTANTES e se tornou ator de teatro.
No caderno CULTURA, de 2 de setembro de 2007, vamos encontrar a matéria “AGRIPPINO, O PROFETA DA TROPICÁLIA”. A epopéia pessoal do autor de PanAmérica, o livro fundador do movimento que comemora em 2007 quarenta anos. Em 2008, PanAmérica afinal será traduzido para o francês, pela editora LÉO SCHEER. O artista deixou, no EMBU, cerca de 500 grandes cadernos, lotados de notas para o romance OS FAVORECIDOS DE MADAME ESTEREOFÔNICA.

Preso por porte de maconha e remédios de venda controlada AL GORE III, filho do ex-vice-presidente americano AL GORE. O rapaz, de 24 anos, foi parado por dirigir em alta velocidade. Os policiais encontraram as drogas ao revistar seu carro. Em 2003, ele também foi preso por portar maconha. Desta vez, foi libertado depois de pagar 20 mil dólares de fiança. Na CALIFÓRNIA.

Forças de segurança do PAQUISTÃO prenderam hoje ABDUL AZIZ, um dos clérigos da MESQUITA VERMELHA, em ISLAMABAD, quando tentava fugir usando uma burka. Mais de mil estudantes islâmicos radicais se renderam e deixaram hoje a mesquita. No fim da noite, várias explosões e disparos foram ouvidos no local. As forças de segurança destruíram os muros da mesquita e, por meio de alto-falantes, disseram aos radicais que eles tinham a ultima oportunidade de rendição antes do ataque final ao templo.

O letrista HY ZARET, autor da canção tema do filme GHOST, UNCHAINED MELODY, morreu aos 99 anos. Escrita em 1955, a música rendeu sua indicação para o OSCAR, ao lado do compositor ALEX NORTH. No total, UNCHAINED MELODY foi gravada mais de 300 vezes, segundo a Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores, que a listou em 1999 como um dos 25 trabalhos musicais mais interpretados do século XX. Entre outras canções que ZARET coescreveu estão MY SISTER AND I, de JIMMY DORSEY (1941), SO LONG, FOR A WHILE, tema do programa de rádio e televisão YOUR HIT PARADE, DEDICATED TO YOU, e ONE MEAT BALL, das irmãs ANDREWS.

Libertado o jornalista da rede inglesa BBC, ALAN JONHSTON. Ele havia sido seqüestrado em 12 de março, na cidade de GAZA, pela organização terrorista EXÉRCITO DO ISLÃ. Depois de quase quatro meses no cativeiro, foi entregue ao grupo HAMAS, que negociou sua libertação. Na FAIXA DE GAZA.

Comutada pelo presidente americano, GEORGE W. BUSH, a pena de trinta meses de prisão de LEWIS “SCOOTER” LIBBY. Ex-assessor do vice-presidente DICK CHENEY, LIBBY cometeu perjúrio, obstruiu a Justiça e mentiu ao FBI na tentativa de evitar que se descobrisse quem vazou a identidade de uma agente da CIA. Com a decisão, ele ganhou a liberdade condicional. BUSH ainda analisa a possibilidade de dar perdão integral a LIBBY, o que significaria a extinção do seu processo.

Falece HENRIQUE VIANA, ator português. Nasceu em 1936.

2 008    :     -     SEXTA-FEIRA
Faleceu hoje o TENENTE-CORONEL PM Ref  DEMÉTRIO TARGAS. Nasceu no dia 30 de outubro de 1910.

Já pensando em uma palestra que deverei fazer no dia 14 de julho, no IPIRANGA, começo a elaborar a minuta da mesma. Isso me ocupa uma parte da manhã desta sexta-feira, onde levantei cedo justamente para tratar de assuntos referentes ao 76º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. O GINO irá também dizer algumas palavras numa reunião maçônica, em 14 de julho, com o tema “DIMENSÃO NACIONAL DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. Procuro elaborar algumas palavras sobre esse assunto. O MENDES, por sua vez, usará na palavra na próxima segunda-feira, dia 7, na solenidade de entrega da Medalha da Constituição na Assembléia Legislativa, em nome dos agraciados. Falará sobre o 54º Aniversário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Preparo um discurso de apenas 4 minutos, que é o tempo dado a ele para o pronunciamento. 
Na estação ARMÊNIA, ao embarcar no Metrô, cruzo com o CORONEL PM Res PAULO GALANTE. Está de visita a São Paulo. Vai hoje até a Associação dos Oficiais de Reserva e Reformados da PMESP. Dá notícias do CORONEL PM Res TOGNETTI (meu amigo virtual, com quem troco mensagens pela internet quase que diariamente). Comentamos as solenidades do 76º Aniversário da Revolução Constitucionalista e também falamos sobre a atual política governamental de desmantelamento moral da nossa corporação. O tempo é escasso para tanta conversa.
Nesta tarde, assim que chego na Sociedade, a MARINEI transmite uma triste notícia: o falecimento do conselheiro EGBERTO MAIA LUZ. Foi ele atuante na Sociedade até ficar doente, em conseqüência de uma queda. Mesmo machucado, assumiu o Comando do Exército Constitucionalista em 2006. No ano passado fez questão de passar esse cargo para o OSVALDO DIANA, muito embora tivesse enormes dificuldades para se locomover. Nos anos 1960 foi professor da Escola de Oficiais. Era procurador do Estado aposentado. Escreveu vários livros. Ele deixa enorme saudade de todos nós participantes do MMDC. O GINO, o MENDES, o CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA são avisados. O MENDES não pode nos levar até o velório, no Cemitério GTESÊMANI, pois está acompanhando dona OÇAINE, que nesta manhã operou a catarata de uma das vistas.
ROMAGNOLI e JANAÍNA estão presentes na Sociedade. Estão divulgando a solenidade que a OAB está marcando para 8 de julho, às 19 horas, quando será comemorado o 76º da Revolução Constitucionalista com uma palestra do historiador HERNÂNI DONATO. Diz o ROMAGNOLI que verificou o processo onde REGINA CELENTANO entrou, há anos atrás, com uma ação para ser reintegrada como conselheira, após sua expulsão do quadro. Ganhou em 1ª instância e, na 2ª, a sentença judicial também lhe é favorável. O advogado CARRARO, defensor da Sociedade, entrou com embargo. Discuto com o ROMAGNOLI como ficará a situação se a sentença foi confirmada. Não há como retornar para o quadro de conselheira uma vez que foi afastada da Sociedade como associada inadimplente, bem depois do seu afastamento. É um caso interessante para se examinar daqui para frente.
Dona CECÍLIA DE MORAES, afastada da Sociedade há alguns anos, está hoje retornando após pagar seus débitos. Ela também é nossa conselheira, mas está afastada há muito tempo. Quer participar dos eventos marcados para a semana que vem. MARINEI ainda tem problemas com a Internet. Não consegue acessá-la. O “speedy” não funciona por enquanto.
O almoço com COLOMBO, OREZ e demais companheiros é feito depois das 14 horas, face os problemas que estão sendo apresentados ao MMDC nesta tarde. Comentamos os trabalhos dos associados MATHEUS, RAFAEL e DANILO que estão presentes no almoço. A AORRPM ainda não apresentou a Ata da ASSEMBLÉIA GERAL do dia 5 de junho. Ontem, num encontro com o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, Presidente do Conselho Deliberativo, que foi contra o advogado WELLINGTON no dia da Assembléia, disse que foi feito recentemente um acordo. O advogado dará 20% do dinheiro obtido com as ações para a Associação. Sabe ele que a Assembléia foi preparada apenas para homologar uma decisão tomada pela Diretoria Executiva. Tudo tinha sido feito e executado bem antes da Assembléia. Aguardo a chegada da Ata para assinatura.
Aparece no MMDC, nesta tarde, o filho do ex-combatente LUCRÉCIO, já  falecido há alguns anos. Lembramos o caso pitoresco do esquecimento da caixa que continha a urna com as cinzas do herói, num vagão do Metrô. Esse caso saiu até nos jornais. Lembramos do depoimento do LUCRÉCIO num DVD que continha as palavras de quatorze veteranos.
JOSÉ D´AMICO vem buscar uma declaração onde a Sociedade apóia o VIVA PACAEMBU, na luta para dar nome a uma praça de “DANÇA DAS HORAS”, um dos poemas mais queridos de GUILHERME DE ALMEIDA. Como o GINO não vem na Sociedade nesta tarde, eu assino o documento por ordem.
Também recebemos a visita de dona DÉBORAH ALVARENGA. Ela vem acompanhada de sua filha. Ontem, dona VITÓRIA, da Assembléia Legislativa, telefonou querendo o endereço de dona DÉBORAH para convidá-la a participar do evento de 7 de julho, na Assembléia. Ela promete comparecer.
Chegam os currículos das pessoas que irão receber a Medalha Constitucionalista no próximo dia 11 de Julho, no CFSds, em PIRITUBA, às 11 horas. Recebo um telefonema do GIANNOCCARO sobre as solenidades de segunda e quarta-feira.
Já por volta das 16:30 horas, outra pessoa que estava afastada da Sociedade comparece para acertar suas contas, tal como fez CECÍLIA DE MORAES. Trata-se da sobrinha do senhor GERALDO FARIA MARCONDES, a advogada MARIA HELENA MARCONDES. Traz ela notícias nada boas do seu tio. Ela o foi visitar e o encontrou bastante fragilizado. Esteve vários dias internados na UTI e agora, recentemente, novamente foi internado voltou a ela.  

Amoladíssimo com a morte de EGBERTO MAIA LUZ, principalmente por não poder ter ido ao velório, retorno para casa pensando nos veteranos que já foram. Nesses meus doze anos na Sociedade já assisti a dezenas de despedidas de ex-combatentes. A tristeza se redobra quando lembro que GERALDO FARIA MARCONDES também passa por situação difícil, agora novamente internado numa UTI.

Telefono nesta noite para o CORONEL PM Ref ALBINO CARLOS PAZELLI, um dos 15 aspirantes a oficial que saíram da Escola de Oficiais no 7 de setembro de 1963. Ele está aniversariando e se encontra em companhia de seu filho, CAPITÃO PM ADRIANO PAZELLI, casado com a filha do CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES, a SANDRA. O netinho JÚLIO está junto com eles. A DÉBORAH, neta do MENDES, está namorando o filho mais novo do PAZELLI. Lembramos nossos colegas e o PAZELLI promete estar conosco no 9 de Julho. Isso é algo difícil. Nas outras datas em que aniversariou e que o cumprimentei ele disse a mesma coisa. Perguntou do MENDES e não sabia que a OÇAINE operou hoje da catarata. O PAZELLI está completando hoje sessenta e sete anos.

Em uma reunião hoje no PROCON, a TELEFÔNICA se comprometeu a ressarcir os prejuízos causados a 2,2 milhões de consumidores pela falha no serviço de acesso à Internet que durou 23 horas e atingiu 407 municípios paulistas entre ontem e hoje. As 3.500 empresas clientes também serão indenizadas com base em seus contratos. Participaram representantes do Ministério Público Estadual, da Procuradoria-Geral do Estado e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, entre outros.

Primeiro ele perdeu o emprego. Depois, o respeito pela família. O cozinheiro ÉDSON GUEDES, de 34 anos, deixou a cocaína consumir seu mundo. Viciado, matou a mãe com os próprios punhos. Depois, deixou-a estendida no chão da cozinha onde moravam, na VILA SIQUEIRA, zona norte de SÃO PAULO e foi ao bar para tomar cerveja. Ao voltar, percebeu o tamanho da tragédia. Chamou o resgate e mentiu: “Ela teve uma crise de asma”. No IML as marcas de politraumatismo chamaram atenção e a polícia foi investigar o caso. Hoje, ÉDSON foi preso na Clínica VERA CRUZ, no JAÇANÃ, onde havia se internado. Confessou o crime.

Pode ser do padre ADELIR DE CARLI, de 41 anos, o corpo encontrado ontem à tarde a cem quilômetros da costa de MARICÁ, cidade do litoral do RIO DE JANEIRO. O padre está desaparecido desde 22 de abril, quando se aventurou a voar preso a balões de gás. A família fará, no RIO, exame de DNA, que comprovará se o corpo encontrado por um rebocador que presta serviços para a PETROBRÁS é ou não do religioso.

ROGER FEDERER e RAFAEL NADAL estão em mais uma decisão importante do tênis mundial, em WIMBLEDON. O duelo já virou rotina, mas está longe da monotonia. A situação apenas comprova uma realidade: os dois estão um degrau acima dos demais. Revivem outras rivalidades como PETE SAMPRAS x ANDRE AGASSI, IVAN LENDL x JOHN McENROE e BORIS BECKER x STEFAN EDBERG. FEDERER e NADAL chegam à final de WIMBLEDON, praticamente sem terem sido ameaçados desde a primeira rodada. O suíço bateu hoje o russo MARAT SAFIN, enquanto o espanhol cedeu apenas um set ao longo do campeonato e, na semifinal, superou o alemão RAINER SCHUETTLER. Esta será a 3ª final consecutiva de WIMBLEDON entre FEDERER e NADAL – eles já decidiram 14 títulos. Os dois se enfrentaram por 17 vezes e o espanhol lidera o restrospecto com 11 vitórias, mas o suíço tem vantagem de 5 a 2 em jogos fora das quadras de saibro.
Há muitos outros números em jogo. FEDERER está em busca do 6º título consecutivo em WIMBLEDON e pode superar a marca de cinco do sueco BJORN BORG. Além disso, pode conquistar o 13º GRAND SLAM da carreira e se aproximar dos 14 de PETE SAMPRAS (sete vezes campeão em WIMBLEDON, mas não em anos seguidos). NADAL não tem nada a perder. Na última decisão de GRAND SLAM, em ROLAND GARROS, arrasou FEDERER, e vem demonstrando estar cada vez mais próximo de uma vitória na grama.  

O comandante das Forças Militares colombianas, GENERAL FREDDY PADILLA DE LEÓN, negou hoje enfaticamente que os 15 reféns resgatados na quarta-feira, dia 2 de julho, tenham sido entregues em troca de dinheiro, e não graças a uma “infiltração” da inteligência militar no comando das FARC. A Rádio SUISSE ROMANDE, emissora estatal com sede em BERNA, divulgou a versão de que GERARDO AGUILAR, codinome CÉSAR, comandante do acampamento onde estavam os reféns, teria recebido 20 milhões de dólares para entregá-los.
“Posso jurar como comandante da Forças Militares e por minha honra militar que o governo da COLÔMBIA não pagou um só peso, um só centavo”, disse PADILLA. O general argumentou que, se essa versão fosse verdadeira, o Exército e o governo não teriam problemas em assmi-la. “Isso teria sido mais demolidor no interior das FARC, teria sido um incentivo para que outros se somassem à desmobilização que nós estamos privilegiando. Teria sido um troféu”.

INGRID BETANCOURT não acredita que o resgate organizado pelo Exército da COLÔMBIA tenha sido uma encenação. “Não acredito que alguém que tivesse recebido um resgate reagiria daquele jeito. Foi tão estressante que meus camaradas não queriam subir no helicóptero. A sensação era de estávamos indo para uma armadilha”.

Ontem, o comandante do Exército colombiano, GENERAL MÁRIO MONTOYA, expôs CÉSAR e GAFAS à imprensa, num quartel da Polícia Militar em BOGOTÁ. Com o olho direito coberto por um hematoma e outros ferimentos no rosto, CÉSAR não quis responder às perguntas dos jornalistas, assim como GAFAS. MONTOYA defendeu a aceitação do pedido de extradição dos guerrilheiros, feito pelos EUA, por suposto envolvimento em narcotráfico – além do seqüestro dos três americanos. Os dois guerrilheiros estão sob custódia do Ministério Público.

Em entrevista concedida hoje no Palácio do Eliseu, em PARIS, INGRID BETANCOURT, ex-refém da guerrilha colombiana, começou a dar uma dimensão do que foram os seis anos de sofrimento na selva. Apesar da disposição para falar do próprio drama, INGRID foi muito clara ao afirmar que algumas coisas jamais serão conhecidas. “Quando subi naquele helicóptero e decolamos sobre a floresta, disse a mim mesma que os detalhes sórdidos nunca seriam revelados”.

2 009         :      -       SÁBADO
Pela Internet leio o Diário Oficial deste sábado e tomo conhecimento da passagem para a reserva do TENENTE-CORONEL PM WILSON DE SOUZA LIMA, da Diretoria de Finanças (número 59 no Almanaque dos Oficiais). Nasceu em 16 de junho de 1954. Entrou para a PMESP no dia 1º de fevereiro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1980; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1985; CAPITÃO – 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção a MAJOR. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2006.
04julho2009 – mensagem do CORONEL PM Ref SEBASTIÃO CORRÊA DE CARVALHO.
Amigos Presidentes, demais Amigos,
Recebi do nosso Amigo Cel Mário Ventura, brilhante cultor das tradições da PM e de São Paulo. a excelente matéria de link abaixo
(http://www.jornalspnorte.com.br/materia.asp?cid=3&nid=1603) publicada pelo Jornal SPNORTE, ontem, dia 3 de julho.
Aproveito para felicitar o ilustre estudioso da causa (Revolução Constitucionalista de 1932: 77 anos de história) assim como os dirigentes do Jornal. pela alta compreensão demonstrada com o registro de manifestações de autoridades e grandes nomes de brasileiros não-paulistas (até mesmo de quem lutou contra) reconhecendo a fundamental importância de 1932 para a reconstitucionalização do Brasil.
Trata-se, pois, da página histórica mais abrangente do patrimônio nacional, por não ter sido uma luta de interesse regional, cujo registro merece ser divulgado a todas as crianças e jovens de todos os rincões brasileiros como efetivo exemplo de verdade histórica.
A matéria é curta demais para apresentar a íntegra do Movimento, mas longa o suficiente para revelar, através da palavra de participantes da Epopéia, ainda vivos e com grande lucidez, a confirmação de que foi "... a maior revolução apoiada em bases civis"; de que "Foram os civis, os homens comuns" ...".que se atribuíram a maior parcela de responsabilidade num movimento condenado com quase certeza matemática ao insucesso porque faltavam condições bélicas mínimas"; de que ocorreram "...levantes armados no Amazonas, Paraíba, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul"..." e, "...no Rio de Janeiro passeatas, protestos estudantis e queima de jornais demonstravam o apoio ao retorno do Estado de Direito".
Finalmente, que no "...exército constitucionalista se engajaram mineiros, alagoanos, pernambucanos, baianos, enfim, todos aqueles que viviam em São Paulo, ao lado de italianos, austríacos, russos, portugueses e outras colônias".
Sugiro que divulguem amplamente, ou, pelo menos, aos seus filhos e netos.
Atenciosamente,
Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho
2009/7/3 Mario Ventura
From: Jornal SPNorte
Date: 2009/7/3
Subject: Notícia - Jornal SPNorte
To: GINO STRUFFALDI , CORONEL VENTURA , MÁRIO
seu amigo VENTURA enviou uma notícia do Jornal SPNorte para você, clique no link abaixo para ver a notícia na íntegra ou copie e cole o endereço abaixo no seu navegador:
http://www.jornalspnorte.com.br/materia.asp?cid=3&nid=1603
Comentários:
O SPNORTE lavrou um grande tento para a memorização da EPOPÉIA DE 1932, justamente quando se completa mais um aniversário do Movimento Constitucionalista

Tendo recebido a mensagem do CORONEL CORREIA DE CARVALHO, respondo a ele:
04julho2009CARÍSSIMO AMIGO CORRÊA DE CARVALHO
Há treze anos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, procurando levantar esse baluarte da Revolução Constitucionalista de 1932, à custa de muito esforço, sempre ajudado por uma equipe de voluntários interessados também nessa empreitada, destacando o CORONEL PM MENDES, o veteraníssimo GINO STRUFFALDI, o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, o TENENTE-CORONEL PM CODELO, o MAJOR PM WLAUDER, os CAPITÃES PM ANÍSIO, CÍCERO, HERBERT, ALEXANDRE (no momento são aqueles que me aflora o pensamento, mas existem muitos outros nomes que deveria também citar) recebo de você uma manifestação que vai me obrigar a trabalhar ainda mais pela causa brasileira que realmente dignificou essa nossa Pátria no século passado. Sinto-me reconfortado pelas suas palavras e, apenas tenho a agradecer a sua posição, bem como me colocar ao inteiro dispor das pessoas que comungam comigo nesse pensamento em defender a Nação contra espoliadores de quaisquer tipo, que fazem dos poderes uma servidão em causa própria.
Graças a Deus conseguimos estender a Sociedade Veteranos de 32-MMDC para outros lugares de SÃO PAULO, com a criação de núcleos no SUDOESTE PAULISTA (que abrange as regiões de ITAPEVA (antiga FAXINA), ITARARÉ, CAPUTERA, CAPÃO BONITO, BURI, e outras cidades onde tivemos violentos combates em 1932), MORUMBI/BUTANTÃ (NÚCLEO "ROMÃO GOMES"), LAPA, SÃO MIGUEL PAULISTA, GUARULHOS, também acrescentando o núcleo "CADETE RUYTEMBERG ROCHA", na nossa APMBB (foi um sonho de uma década de anos que vi se tornar realidade a 3 de abril de 2009, com o grande apoio do atual Cmt CORONEL PM MARCO ANTÔNIO ALVES MACIEL).
Enquanto tiver forças, continuarei lutando. Na semana que vem teremos algumas solenidades, para as quais o convido a estar conosco bem como seus familiares e amigos: dia 6, às 17 horas, no TRIBUNAL DE JUSTIÇA e às 19:30 horas na OAB/SP (respectivamete entrega do COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH e palestra do nosso deputado federal, CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, presidente do Conselho Deliberativo do MMDC. No dia 7, presidirei a Assembléia Geral Eleitoral que dará posse aos reeleitos para os destinos da Sociedade no biênio 2009/2011, na sede da Sociedade, Rua Anita Garibaldi, 25, encostada ao Corpo de Bombeiros. No dia 8, cerimônia no Centro de Formação de Soldados, em PIRITUBA. No dia 9, no IBIRAPUERA, comemoração do 77º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. Outros acontecimentos já estão programados para o mês de julho, mas seria cansativo expô-los todos neste momento. Prometo lhe avisar oportunamente.
Minha profunda gratidão pelo seu interesse. Estou ao seu inteiro dispor.        
CORONEL PM VENTURA

Neste sábado procuro concatenar minhas idéias para a dura semana que começará na próxima segunda-feira. Gostaria imensamente de ir até BRASÍLIA para assistir a fala do CORONEL PM PAES DE LIRA, como deputado federal, mas a falta de dinheiro me impede de gastar além de minhas posses.
MARLENE e LUCINDA cumprimentam a SÔNIA, filha de dona ESMERALDA e JOSÉ THOMÁS pelos seus cinqüenta anos completados hoje. Depois a aniversariante vem para GUARULHOS. 
Na tarde leio uma resposta do CORONEL PM Ref SEBASTIÃO CORRÊA DE CARVALHO ao meu e-mail:
04JULHO2009Amigo / Irmão Mário,
Fico emocionado com a sua reação, mas não me surpreendo, porque tive o privilégio de rico aprendizado, entre 1980 e 1984, quando vivi a (a)VENTURA de pilotar, ao lado de um pequeno grupo de Tenentes e Sargentos cedidos pelos CPA/M-1 a 5, a instalação e o desenvolvimento do CI/CPC (Centro de Instrução do Comando da Capital).
O contato direto geral com 250 Cb e Sd PM por quinzena, mais os de ordem pessoal, como responsável pela Educação Física, que os fazia voltar, várias vezes, a encontros pessoais comigo, me permitem dizer-lhe, sem medo de erro, que dos cerca de 11.600 PM que por lá passaram nos níveis 1 e 2 de ITP, mais de 600 conseguiram completar o "curso" de condicionamento físico mínimo, comprovados por igual número de relatórios individuais que guardo como valioso e inigualável tesouro.
Em muitos desses MILHARES de encontros ocorreram situações em que pequenos atos meus, como uma palavra despretensiosa que eu disse, ou um pequeno toque no ombro do meu interlocutor, provocaram reações dos Companheiros dando a essas pequenas coisas um valor para eles IMENSO!
Antes do CI, depois de dez anos na EEFPM, onde convivi diariamente com alunos (oficiais e sargentos) mas também com atletas (de soldado a oficial) fui surpreendido pela transferência para o 7BPMM, onde comandei a 3 Cia, com sede no M-1.
Lá tive a primeira dessas inesperadas reações quando, mesmo tendo negado o que um PM me solicitava, porque não havia condições de atender-lhe a pretensão, deu-me a seguinte resposta:
"Não tem importância, Sr Capitão: só o fato de ser recebido pelo Senhor já valeu!"
O que fiz foi simplesmente repassar o belíssimo e-mail com que você me premiou, dividindo-o com as pessoas que tenho como Amigas e com os meus próprios familiares. A valoração que dei (para você exagerada) não é "demais", apenas o justo reconhecimento a alguém que dedica a sua vida à promoção do conhecimento da verdade histórica por aqueles que, herdeiros diretos dos "CONSTITUINTES DE 32", têm o dever moral de eternizar a memória da participação da PM sempre na DEFESA DO ESTADO DE DIREITO!
Uma das preleções que aqueles milhares de Cb e Sd PM ouviram de nós era sobre a "Canção da PM" e o Hino Nacional. Principalmente depois que o Tenente Marcionílio, do M-5, me ensinou:
"Se o Sr quiser saber porque a nossa tropa não canta direito, mande escrever a letra!"
Após ler as barbaridades que saiam para explicar o significado de "florão da América", mas também sobre "ao nosso julho da clarinada", "sobre (ou SOB?!) as Arcadas", tínhamos a chance de ensinar-lhes que era obrigação moral do PM DE SÃO PAULO saber o que significavam essas palavras, escritas como testemunho pessoal de um constitucionalista que, além de "PRÍNCIPE DOS POETAS BRASILEIROS", era um SOLDADO DE 32, portanto um dos "CENTO E TRINTA DE TRINTA E UM, MULTIPLICANDO-SE POR MIL E UM", ao longo dos séculos.
Expressões fortes eram utilizadas para marcar a importância:
"Um PM de São Paulo não pode ser como um papagaio, que também sabe falar, mas não sabe o que fala. Quem sabe o significado da letra, canta a Canção da PM com orgulho, com honra!"
Parabéns, Cel Mário Ventura, a você, que merece a nossa admiração e o nosso respeito, com pedido encarecido de que faça chegar o nosso reconhecimento a todos os Amigos de campanha tão nobre, tanto os citados como os não citados por você.
Não houve nenhum favor nesse reconhecimento, apenas a honra de poder fazê-lo enquanto ainda estamos por aqui, ainda que já veteranos!
Fraternal abraço!
Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho

O presidente em exercício da República, vice-presidente JOSÉ ALENCAR, passou hoje por exames laboratoriais e clínicos no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em São Paulo, onde ficará internado pelo menos até amanhã. O boletim médico emitido pelo hospital relata que seu estado de saúde é estável e ele apresenta boas condições gerais.
ALENCAR chegou ao hospital com quadro de obstrução intestinal. A equipe médica optou por um tratamento clínico, sem realização de cirurgia, segundo decisão dos doutores ROBERTO KALIL FILHO, PAULO HOFF e RAUL CUTAIT. O hospital prevê a divulgação de um novo boletim amanhã cedo. ALENCAR viajou hoje à capital paulista, após sentir fortes dores abdominais na noite de ontem. Na quinta-feira, dia 2, ele já havia realizado exames de rotina para avaliar o tratamento de câncer no abdômen.

O SANTOS jogou mal, esteve perto de perder, viu o técnico VÁGNER MANCINI ficar com a corda no pescoço...Mas, no fim das contas, venceu o SPORT por 1 a 0, nesta noite, na VILA BELMIRO, e aliviou a crise. O gol salvador foi anotado pelo meia PAULO GANSO, aos 43 minutos do segundo tempo. Detalhe: NEYMAR deu o passe para GANSO em posição de impedimento. Com a vitória, o PEIXE pulou para 13 pontos, na sexta colocação do CAMPEONATO BRASILEIRO. Os líderes – ATLÉTICO MINEIRO e INTERNACIONAL - têm 17 e um jogo a menos.
A Secretaria de Defesa Social em PERNAMBUCO informou hoje que mais oito corpos de vítimas do acidente com o vôo 447 da AIR FRANCE foram identificados. O AIRBUS 330 da empresa, que seguia do RIO para PARIS caiu no Oceano Atlântico, próximo ao arquipélago de FERNANDO DE NORONHA na noite do dia 31 de maio. Três corpos são de brasileiros, sendo dois homens e uma mulher, e cinco são de estrangeiros do sexo feminino. As buscas foram encerradas no dia 26 de junho. Até hoje, a força-tarefa havia identificado 43 vítimas dos 51 corpos encontrados. Por solicitação dos familiares das vítimas, as identidades serão mantidas em sigilo.

Um grupo de nove parentes de VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA, o LAMPIÃO, veio do RECIFE para SÃO PAULO, para visitar a única irmã viva do REI DO CANGAÇO, MARIA FERREIRA QUEIROZ, conhecida como DONA MOCINHA, de 99 anos. O encontro foi realizado neste domingo, no Centro de Tradições Nordestinas, no LIMÃO, zona norte.
O encontro reuniu descendentes de pelo menos três gerações do cangaceiro. A última reunião da família havia ocorrido em PERNAMBUCO em 1997. Só que, daquela vez, foi DONA MOCINHA que viajou para rever os parentes. Em SÃO PAULO, ela vive em um apartamento no bairro de SANTANA, na zona norte da capital, com os filhos EXPEDITO e VALDECI.
Desta vez, apesar de gripada, DONA MOCINHA não recusou o convite para o reencontro, e seguiu para o CTN. “Nunca imaginei que faria um passeio desses. Eu gostei”, disse a atual matriarca da família de LAMPIÃO.
A cada reencontro com os sobrinhos, netos, bisnetos e tataranetos, DONA MOCINHA abria um sorriso no rosto. Quando a memória lhe faltava, ela perguntava objetivamente de quem se tratava a pessoa que estava abraçando. “Eu estava gripada, mas fiquei boa hoje só para reencontrar minha família”, disse a irmã de LAMPIÃO. “Só não fazia idéia que era tanta gente”, completou DONA MOCINHA.

Em WIMBLEDON, na final feminina entre as irmãs WILLIAMS, SERENA levou a melhor sobre VENUS e conquistou o tricampeonato. A número dois do mundo bateu a número três por 2 a 0. Apesar da conquista, SERENA continua atrás da russa DINARA SAFINA, líder do ranking.
Caso FEDERER vença ANDY RODDICK amanhã, retomará, após 11 meses, o topo do ranking mundial de NADAL, levará o hexa na grama inglesa e ganhará seu 15º título de GRAND SLAM, superando PETE SAMPRAS, aposentado desde 2003. Freguês de FEDERER com 18 derrotas em 20 jogos, RODDICK já foi batido duas vezes (2004 e 2005) pelo suíço em finais de WIMBLEDON.

Morreu neste sábado, em NOVA YORK, o ex-empresário dos BEATLES e dos ROLLING STONES, ALEN KLEIN. Ele estava com 77 anos e morreu vítima do MAL DE ALZHEIMER. Arrojado e persistente, KLEIN foi uma das figuras mais poderosas do mundo da música nos anos 60 e era conhecida a sua tenacidade para conseguir direitos autorais e os melhores contratos para clientes como SAM COOKE, BOBBY DARIN e HERMAN´S HERMITS. Seus métodos lhe valeram muitos processos, entre eles dos BEATLES e STONES, as duas bandas que o levaram à fama. Fãs dos BEATLES responsabilizariam KLEIN por contribuir com as tensões que resultaram no fim do grupo.

4 DE JULHO DE 2010      :       -       DOMINGO
ANTENA PAULISTA, programa da TV GLOBO, vai apresentar uma matéria “Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 permanece fechado”. Uma das partes desse documentário foi realizada na HEMEROTECA VENTURA pelo repórter FILIPPO MANCUSO. Quando abro o programa há está em andamento a reportagem e fico frustrado. Mas isso demora pouco. Através do GOOGLE, entro na ANTENA PAULISTA pela Internet e vejo a matéria. Começa com a fala de CARVALHOSA, neto de EMENDÁBILE. Depois vem a minha parte e depois termina com o MAJOR PM MARCEL SOFFNER tentando explicar o porquê o Monumento permanece fechado, já que a responsabilidade de administração é toda da PMESP através Decreto de 25 de setembro de 2006.
Mantenho o presidente GINO STRUFFALDI a par do que consegui.

GINO está empolgado com o 9 de Julho e manda uma mensagem para as Grandes Potências Maçônicas:
AOS MAÇONS DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO, DAS GRANDES LOJAS DO E STADO DE SÃO PAULO E DO GRANDE ORIENTE PAULISTA.
A Sociedade Veteranos de 32 – MMDC tem a honra de convidar todos os Irmãos e seus familiares, a assistirem o desfile comemorativo do 78° aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, que será realizado em data, horário e local indicados a seguir:- Dia 9 de julho de 2010 (feriado estadual), às 09h,00, no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, à Avenida Pedro Alvares Cabral, bairro do  Ibirapuera, nesta Capital.
No evento serão condecoradas diversas personalidades com a Medalha Constitucionalista e recolhidos solenemente ao sacrário do Mausoléu, os restos mortais de veteranos que partiram recentemente para o Oriente Eterno. Queiram aceitar o nosso Tríplice e Fraternal Abraço.- A Comissão Organizadora do MMDC

Depois do programa ANTENA PAULISTA tenho muito trabalho neste domingo por causa da repercussão do estado de abandono em que se encontra o Monumento Mausoléu. Faço uma comunicação via Internet e RENATA, neta de IBRAHIM NOBRE, assim se expressa:
Em 4 de julho de 2010 21:35 Renata Marília Ribeiro da Luz
O Andréa Matarazzo, atual Secretário da Cultura, é meu amigo. Será que ele pode ajudar em alguma coisa?
Um abraço carinhoso renata
ESTIMADA RENATA
Acredito que sim. Principalmente em se tratando do Secretário da Cultura a nossa situação poderia chegar até o governo. Desde os anos 1980 vem acontecendo infiltração de água no Monumento. Por diversas vezes comunicamos ao governo a problemática. Nunca foi resolvido. A esperança nossa era a parceria que fizemos em 2006, originando o Decreto que acompanha o meu arrazoado. Mas, infelizmente, isso continua. O pior é que a Sociedade é envolvida numa situação em que ela é completamente impotente, pois não possui recursos para fazer nada, como você bem sabe. 
Em 4 de julho de 2010 21:30, Mario Ventura
MEUS AMIGOS (AS)
Recebi cerca de dez telefonemas somente hoje acerca do estado em que se encontra o Monumento Mausoléu. Há necessidade de explicações sobre essa situação porque a realidade não é nada boa. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebe certas "bordoadas" indevidamente. Muita gente, em vez de ajudar, coloca mais lenha na fogueira. Isso precisa acabar de uma vez por todas.

Cumprimentei o CORONEL PM Ref ISAAC pelo transcurso de seu aniversário. Ele me responde com a seguinte mensagem:
Obrigado Ventura pela lembrança e um grande abraço. Continuo lendo as lembranças e relembro com saudades o nosso tempo de CSP/87. Lá se vão 23 anos. Hoje mesmo tive a oportunidade de falar sobre as suas memórias. Num dos trechos vc fala do Dr Edgar que trabalhou no 5BPMI. Encontrei com um Sgt que foi auxiliar dele. Segundo o Sgt o Edgar já faleceu. É a vida. Um grande abraço
Em 4 de julho de 2010 21:01
LANCEPRESS! : A CBF anunciou neste domingo a destituição de toda a comissão técnica da Seleção Brasileira. O que não significa que alguns membros da comissão que comandou a equipe na Copa de 2010 não fiquem para um novo ciclo. A destituição oficial serviu muito mais como uma resposta a Dunga e Jorginho, que chegaram ao Brasil com o discurso de ficarem na CBF. Ricardo Teixeira deu seu recado imediato, ao contrário do que aconteceu em 2006, quando esperou para conversar com Carlos Alberto Parreira e não anunciou publicamente uma destituição da comissão técnica. Da comissão técnica da Copa de 2010, são funcionários da CBF o técnico Dunga, o auxiliar Jorginho, o supervisor Américo Faria, o administrador Guilherme Ribeiro e o assessor de imprensa Rodrigo Paiva. Os dois primeiros não têm mais função e serão demitidos. Américo Faria pode até continuar como diretor de seleções, mas talvez deixe a Seleção principal. Rodrigo Caetano, diretor executivo de futebol do Vasco, é nome cotado para assumir a função. Rodrigo Paiva, por conta da Copa de 2014, também pode se afastar da Seleção e cuidar apenas do Mundial e da assessoria institucional da CBF. Todos os demais membros que foram destituídos eram prestadores de serviço. Ganhavam apenas enquanto estavam trabalhando, quando a Seleção se reunia. São eles: José Luiz Runco (médico), Paulo Paixão e Fábio Mahseredjian (preparadores físicos), Marcelo Cabo e Taffarel (observadores), Luís Rosan e Odir Souza (fisioterapeutas), Barreto (roupeiro) e Denis (massagista). Muitos destes já foram destituídos outras vezes e podem voltar para um novo ciclo. Tudo dependerá muito de quem assuma o comando da Seleção na próxima semana. Os problemas que Dunga criou ao longo de quatro anos já desgastavam o técnico com a direção da CBF. Ele entrou em rota de colisão com patrocinadores, reclamou de stands montados na Granja Comary, brigou com a principal parceira da CBF (Rede Globo) e criava constantes atritos com jornalistas. Assim, já era intenção trocar de técnico, mesmo se o Brasil tivesse vencido a Copa. O desempenho, obviamente, não agradou. A CBF gastou muito para manter a Seleção isolada, da maneira que Dunga queria. A Seleção perdeu na mesma fase que em 2006 e teve um desempenho pior do que o de Parreira. Com um detalhe: por causa da negociação do período de preparação naquela Copa, o prejuízo financeiro foi bem menor.
Faleceu ALFREDO ESPÍRITO SANTO RUIZ, aos 97 anos. Sempre muito bem vestido, gostava também de perfume. Não só de usar, mas de fazer também. Aprendeu sozinho e compunha fragrâncias para dar à família – atendia as encomendas dos filhos também. No entanto, a paixão pelos aromas era apenas um hobby. Formado em Economia na década de 1930, trabalhou como inspetor federal do ensino superior do Ministério da Educação (MEC) por 35 anos. Além de escrever relatórios e multar as universidades, RUIZ gostava de orientar a todos, de diretores a alunos. Alguns ele recebia em casa. Depois do MEC, aposentou-se como diretor financeiro das Pinturas YPIRANGA.
Foi cremado hoje no Cemitério de VILA ALPINA o corpo do poeta ROBERTO PIVA, que morreu no sábado, dia 3 de julho, aos 72 anos, por falência múltipla dos órgãos, depois de uma longa internação no Instituto do Coração. Desde 13 de maio, o poeta tentava se recuperar de uma insuficiência renal. PIVA fez parte da poesia marginal brasileira dos anos 1960. Seus primeiros poemas foram publicados quando ele tinha 23 anos. Adepto do surrealismo, movimento artístico e literário dos anos 1920, ROBERTO PIVA era dono de uma constante ousadia nas palavras e relatava com ultraje sua percepção sobre a cidade de SÃO PAULO. Por isso chegou a ser chamado de o “poeta maldito”. Ele foi, porém, um dos três poetas brasileiros a constar no famoso “Dicionário Geral do Surrealismo”, publicado na FRANÇA. Em 1961, integrou “Antologia dos Novíssimos”, de MASSAO OHNO, no qual se lançaram vários poetas brasileiros. Em 1963, lançou PARANÓIA, sua obra prima. PIVA afirmava: “Só acredito em poeta experimental que tem vida experimental”. Assim, se entregava a uma vida de muitos experimentos, inclusive espirituais, como rituais xamânticos, muitos presentes em sua poesia. Por isso também tinha outro apelido, “O PROFETA”. Amante da natureza, meio bruxo, totalmente pessimista, o mais coerente dos modernos e o decifrador da urbanidade paulistana. PIVA cresceu entre a capital e as fazendas do pai. Dessas idas e vindas, agregou histórias e tomou gosto pelas caminhadas e a vida na estrada. Em suas obras, os poemas nunca são suaves, mas intensos e impiedosos. PIVA sobreviveu em grande parte como professor de estudos sociais e história. Entre suas obras, publicou também “ABRA OS OLHOS E DIGA AH!” (1975), “COXAS” (1979) e “20 POEMAS COM BRÓCOLI” (1981). Um dos trabalhos mais conhecidos é a poesia “PRAÇA DA REPÚBLICA DOS MEUS SONHOS”, que traz a “imensa desolação dos dias mais doces”.  
O presidente LULA já deu sinais ao comando da campanha da sua candidata à Presidência, DILMA ROUSSEFF, de que poderá concentrar a sua agenda em SÃO PAULO, MINAS e BAHIA na reta final da eleição, caso haja um quadro de ascensão da candidata nas pesquisas de intenção de votos nas próximas semanas.

O grão-aiatolá do LÍBANO, MOHAMMED HUSSEIN FADLALLAH, uma das maiores autoridades religiosas dos muçulmanos xiitas e considerado um dos fundadores do grupo militante HEZBOLLAH, morreu hoje, aos 74 anos em um hospital de BEIRUTE.
Líderes religiosos e políticos do IRÃ, BAHREIN e IRAQUE prestaram hoje tributo a FADLALLAH, refletindo a lealdade que ele tinha de xiitas do GOLFO à ASIA CENTRAL. Ultimamente estava muito fraco para fazer seus tradicionais sermões, foi internado no dia 2 de julho após sofrer hemorragia interna. Conhecido por sua posição anti-EUA, foi descritos nos anos 1980 como líder espiritual do HEZBOLLAH – uma alegação desmentida por ele e pelo grupo radical xiita. Nasceu em 1935 no IRAQUE e viveu na cidade sagrada xiita de NAJAF até os 30 anos, foi um dos fundadores do Partido DAWA, do primeiro-ministro iraquiano, NURI AL-MALIK, e guia espiritual. Ele escapou de várias tentativas de assassinato, incluindo uma com um carro-bomba que deixou 80 mortos. Uma multidão se reuniu para prestar condolências na mesquita de HASSANEIN no sul de BEIRUTE, onde FADLALLAH fazia seus sermões, e o HEZBOLLAH anunciou três dias de luto. Será enterrado na mesquita no dia  de julho. 

Quando RAFAEL NADAL está no auge da forma física e técnica, é difícil pará-lo em qualquer superfície. Assim, o maior trabalho de hoje do disciplinado espanhol foi, aos 24 anos, levantar o oitavo troféu de GRAND SLAM, o segundo em WIMBLEDON – já havia vencido no ALL ENGLAND CLUB em 2008 – depois de passar pelo talentoso checo TOMAS BERDYCH .

4 DE JULHO DE 2011       :        -       SEGUNDA-FEIRA
Muito frio nesta manhã. Levanto cedo para poder atenuar um pouco o grande atraso nas digitações de minhas memórias.
No MMDC encontro o 1º andar modificado. MARINEI e seu marido CHALUB desmontaram a mesa do centro e trouxeram as cadeiras que estavam no 2º andar para a solenidade de quinta-feira. São apenas 40 cadeiras e acredito que teremos pessoas que ficarão de pé. Agora à tarde eles colocarão na parede os quadros de alguns dos ex-presidentes como: MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA, CORONEL HELIODORO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, CORONE ARY CANAVÓ, GERALDO FARIA MARCONDES e GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. Iremos, no dia 7, inaugurar o quadro do GINO STRUFFALDI.
Almoço com certa pressa por causa da reunião do Conselho Cívico e Cultural. Vou até à Associação Comercial e fico sabendo que a reunião da Plenária está marcada para 17 horas, quando será lembrado o 79º Aniversário do Movimento Constitucionalista e haverá uma palestra sobre a AMAZÔNIA AZUL proferida por um almirante. Retorno à Sociedade, muito embora tenha vontade de retornar para casa face o frio que está fazendo.
Recebo a visita do CORONEL PM RICO, Diretor do MUSEU DA POLÍCIA MILITAR. Ele quer saber dados a respeito de nosso acervo. Mais tarde chega também o CAPITAO PM RIOS, presidente do núcleo de GUARULHOS. Vem trazer uma lista de 32 nomes de pessoas escolhidas para receberem a Medalha CONSTITUCIONALISTA em solenidade marcada para dia 30 de julho, em GUARULHOS.
Mas não posso permanecer muito tempo conversando com eles porque tenho de ir à Associação Comercial.
3ª REUNIÃO   PLENÁRIA
GESTÃO MARÇO DE 2011 / MARÇO DE 2013
DIA: 4/7/2011 (segunda-feira)      HORA: 17 horas       LOCAL: 9º andar - Plenária
Ordem do Dia
I        Exame e votação da ata da reunião anterior (6/6/2011)
II       Expediente
III     Comunicações do Presidente
IV     Palestra
Tema
“Soberania Nacional – A defesa da Amazônia Azul”
Palestrante
Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval
ÁLVARO AUGUSTO DIAS MONTEIRO
V       Outros assuntos
Na abertura da Reunião, haverá um ato solene comemorativo ao “Nove de Julho”.
Na plenária encontro muitos amigos: FRANCISCO GIANNOCCARO, VIVIANO FERRANTINI, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, MARIA CECILIA NACLÉRIO HOMEM e sua irmã, MATHEUS ORDINE, VALDIR ABDALLAH e outros.
Constituída a mesa de trabalhos pelo vice-presidente da Associação Comercial, após o canto do HINO NACIONAL, é dada a palavra ao membro do Conselho Cívico e Cultural, OG POZZOLI.
 OG POZZOLI, emocionado, fala sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. É muito aplaudido pelos presentes. O almirante Alvaro Augusto mostrou os diferentes empregos do Poder Naval e citou a Guerra das Malvinas, que segundo alguns, poderia ter sido evitada se os ingleses tivessem usado a Diplomacia Naval, para inibir a ação militar argentina. Ele deu o exemplo também da Diplomacia Naval usada pelo Brasil, quando nossa Marinha resolveu enviar uma Força Tarefa com 2 cruzadores e 3 contratorpedeiros à Angola, para apoiar Portugal, em 1967. Por problemas de manutenção nos navios, só chegaram a Luanda apenas um cruzador e um contratorpedeiro, o que decepcionou a população local. A presença não foi conforme a propaganda. O almirante frisou: “não se blefa com o Poder Naval!”.
Alvaro Augusto também citou a Guerra da Lagosta, quando o Brasil enviou sua Esquadra para o Nordeste em 1963, após a França resolver enviar um destróier para proteger pesqueiros franceses que pescavam Lagosta na plataforma continental brasileira. A presença da Esquadra Brasileira obrigou os franceses a negociar e retirar seus pesqueiros. Citando o almirante russo Gorshkov, lembrou: “Esquadras evidenciam o real poder de combate do Estado” (The Sea Power of the State). O almirante também destacou a importância dos Fuzileiros Navais para o estabelecimento do Controle de Áreas Marítimas, para a condução de operações fora da área que se deseja controlar: conquista de áreas terrestres que controlam áreas de trânsito ou onde estão localizadas bases inimigas; ataques às forças inimigas em suas bases; operações de bloqueio; e destruição dos meios navais inimigos em alto-mar. Em boa parte dessas operações, as Forças Anfíbias estariam aptas a desenvolver um papel de fundamental importância. Ele deu como exemplo que uma unidade anfíbia dos EUA leva 2.200 Marines, enquanto todos os navios anfíbios brasileiros só podem levar no máximo 1.200 homens (1.500 no máximo). Mas fez a seguinte ressalva: “quem embarca fuzileiro como gado, depois não pode cobrar que o gado se comporte como fuzileiro”. E completou: “Também não se pode dar muito conforto para o fuzileiro, senão ele perde a rusticidade”, brincou. Segurança Marítima: O almirante lembrou que a Estratégia Nacional de Defesa preconiza a intensificação das parcerias estratégicas com os países de Língua Portuguesa (CPLP). Disse ainda que a o Golfo da Guiné rivaliza com a Somália em termos de pirataria e que existe um movimento de separação da Nigéria no Delta do Níger. Por essas razões, é necessária a diplomacia naval brasileira na Costa Ocidental Africana, para fazer parecerias com aqueles países. Quebra de Paradigma: O almirante Alvaro Augusto destacou que a Marinha do Brasil não possui um Poder Naval insignificante no Atlântico Sul, e que temos uma das poucas marinhas que operam aeronaves de asa-fixa em navio-aeródromo. Porém, não estamos conseguindo manter este Poder Naval. Ele disse que o modelo de manutenção dos navios de guerra brasileiros está exaurido e que a iniciativa privada precisa assumir algumas funções através de parcerias ou concessões para resolver o problema da manutenção. Em pergunta feita pelo Poder Naval depois da palestra, ele disse que descarta a simples “privatização” do AMRJ. O almirante Alvaro Augusto encerrou dizendo que “não podemos pensar na Marinha do Futuro, anulando a Marinha do Presente”.
A frente fria que chegou hoje a SÃO PAULO fez a temperatura cair 6ºC entre a meia-noite e 7 horas. A garoa e a nebulosidade impediram a elevação normal da temperatura que ocorre no fim da manhã – e a tarde foi a mais fria do ano: 15,6ºC. A marca anterior era do dia 9 de junho, com 15,8ºC. Os efeitos da massa de ar polar que acompanhou a Frente Fria levaram a Defesa Civil da Prefeitura a decretar estado de alerta na cidade. O objetivo é agilizar o atendimento a moradores de rua. A previsão para a madrugada de amanhã era de mais frio, com mínima de 8ºC. A máxima deve subir para 22ºC por causa do sol. Até o fim da semana, a temperatura volta a cair na capital. Na sexta-feira, a temperatura mínima pode chegar a 3º C. O frio intenso levou muitas cidades do Sul do País a registrar novamente temperaturas abaixo de zero. Foi o caso de URUBICI, na serra catarinense, em que os ventos causaram sensação térmica de - 27ºC, embora a mínima na cidade tenha sido de – 6,2ºC. No RIO GRANDE DO SUL, 18 cidades marcaram temperaturas negativas. As mais baixas foram registradas em QUARAÍ ( - 4,7ºC) e em SÃO JOSÉ DOS AUSENTES ( - 4,7ºC). Em PORTO ALEGRE a mínima foi de 1,3ºC.   
A zebra apareceu nas primeiras partidas das três seleções favoritas ao título da COPA AMÉRICA. Após a ARGENTINA tropeçar diante da BOLÍVIA, pelo Grupo A, e o BRASIL não sair do zero contra a VENEZUELA, pelo Grupo B, o URUGUAI apenas empatou por 1 a 1 contra o PERU, no Estádio BICENTENÁRIO, em SAN JUAN, pelo Grupo C. Melhor seleção sul-americana na última COPA DO MUNDO, o URUGUAI entrou em campo praticamente com o mesmo time que conquistou o quarto lugar na ÁFRICA DO SUL. Entretanto, na condição de favorita, a CELESTE OLÍMPICA não conseguiu apresentar um bom futebol.
Em sua estréia na COPA AMÉRICA, o CHILE bateu hoje o MÉXICO, de virada, por 2 a 1. Com a vitória, a seleção do técnico CLÁUDIO BORGHI assumiu a liderança do Grupo C, com três pontos.

CONCA chora na despedida do FLUMINENSE. Visivelmente emocionado durante sua despedida, o meia argentino, negociado com o GUANGZHOU EVERGRANDE, da CHINA, não conseguiu segurar o choro em sua última entrevista coletiva pelo TRICOLOR carioca e prometeu retornar ao clube após sua passagem pelo Oriente. “Serão dois anos e meio na CHINA, mas vou voltar.”

O sérvio NOVAK DJOKOVIC foi recebido como herói em seu país após a inédita conquista de WIMBLEDON. Hoje, cerca de 100 mil torcedores invadiram as ruas de BELGRADO para saudar o ídolo, que percorreu a cidade em carro aberto. A festa emocionou o tenista de 24 anos, novo número 1 do ranking mundial. “Isso é absolutamente inacreditável e devo gratidão eterna a vocês por essa recepção”, disse DJOKOVIC à multidão, com o troféu na mão. Na decisão, no domingo, ele derrotou RAFAEL NADAL.

O ex-comandante do Exército sérvio-bósnio RATKO MLADIC foi retirado hoje à força de uma audiência no tribunal para crimes de guerra de HAIA, na HOLANDA, após discutir com o juiz. Também conhecido como carrasco dos BALCÃS, MLADIF foi retirado do local após interromper continuamente os procedimentos do tribunal. Preso no final de maio, MLADIC é acusado de genocídio, extermínio, deportação e atos desumanos, cometidos durante a GUERRA DA BÓSNIA, entre 1992 e 1995.

A Justiça da TUNÍSIA condenou hoje à revelia, a mais de 15 anos e meio de prisão, o ex-presidente deposto ZINE EL ABIDINE BEN ALI por tráfico de drogas e posse de armas e artefatos arqueológicos ilegais. Há duas semanas, ele já havia sido sentenciado a 35 anos de cadeia por fraude. O tempo de prisão agora chega a 50 anos e meio. BEN ALI está refugiado na ARÁBIA SAUDITA desde 14 de janeiro, quando foi derrubado do poder por uma revolta popular.   

4 DE JULHO DE 2012     :      -      QUARTA-FEIRA
Devo estar no Instituto de Engenharia por volta das 13 horas. Combinei com o JOSÉ EDUARDO CAVALCANTI, organizador desse evento comemorativo dos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 32, a vinda dele até o MMDC por volta do meio-dia para irmos para o local da cerimônia. Levanto tarde. Procuro, em minha biblioteca, atualizar o dia de hoje. Recebo um telefonema da MARINEI preocupada com dona MARIA CECÍLIA PRADO, a cerca da venda de camisas mandadas fazer para distinguir a COFAM no desfile de 9 de julho. Diz essa senhora que depositou o dinheiro das camisas, mas a MARINEI não recebeu essa quantia. Vamos mais tarde ver essa situação.  
Por volta das 10 horas, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, procuro acertar todas as dificuldades existentes com diplomas de medalhas que serão entregues em 9 de Julho, com as ditas camisetas que indentificarão a COFAM no desfile da data máxima da Revolução, até que parto com CAVALCANTI para o INSTITUTO DE ENGENHARIA.
Vamos nos encontrar com diversos engenheiros já nossos conhecidos de eventos anteriores, bem como nossos diretores MARKUS RUNK (Cerimonial), CAMILA GIUDICE (Comunicação Social e Presidente da COFAM), doutora MARIA LÚCIA CAMARGO (diretora jurídica), ALFREDO PIRES (atual Comandante do Exército Constitucionalista), CORONEL ARY CANAVÓ (ex-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e nosso conhecido desafeto CARRARO. RANDOLPHO MARQUES LOBATO é o mestre de cerimônias do evento. Também estão presentes os alunos oficiais ANDERSON GARRIDO SCAIONI, ELIO DOUGLAS MARCOLINO LIMA e WITALO LOPES MOREIRA. Cabe ao aluno oficial GARRIDO dá o toque de silêncio quando for lembrado os mortos da revolução de 32. Falam sobre os 80 Anos da Revolução Constitucionalista o Professor PAULO NATHANAEL DE SOUZA e o Presidente da Academia Paulista de Letras, ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA.
ENGENHEIROS HOMENAGEIAM, QUARTA, 04, OS HERÓIS DA REVOLUÇÃO DE 32, INICIADA NO DIA 9 DE JULHO
A MAIOR – E ÚLTIMA LUTA ARMADA NO BRASIL - OCORREU COM A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, INICIADA EM SÃO PAULO, EM 9 DE JULHO , HÁ 80 ANOS. ELA CULMINOU COM A DERROTA MILITAR DOS PAULISTAS E DE SEUS ALIADOS CONTRA FORÇAS IMENSAMENTE SUPERIORES, QUE APOIAVAM O DITADOR GETÚLIO VARGAS, E COM A VITÓRIA MORAL DOS REBELADOS, ASSIM QUE FOI OUTORGADA A NOVA CARTA MAGNA. PARA COMEMORAR A DATA DE 9 DE JULHO É FERIADO NO ESTADO DE SÃO PAULO, COM MUITAS MANIFESTAÇÕES, ESPECIALMENTE UM GRANDE DESFILE CÍVICO-MILITAR DEFRONTE AO OBELISCO DO PARQUE DO IBIRAPUERA, ONDE REPOUSAM OS RESTOS MORTAIS DOS HERÓIS DE 32. MUITOS DELES, BRASILEIROS DE OUTROS ESTADOS, IMIGRANTES E DISSIDENTES DO EXÉRCITO BRASILEIRO, COMO GINO STRUFFALDI, NA FOTO AO LADO DO EDITOR DESTE PORTAL, RANDOLPHO MARQUES LOBATO, CUJA FAMÍLIA TAMBÉM PEGOU EM ARMAS NA DEFESA DE UM IDEAL, NA ÉPOCA EM QUE A PESSOAS TINHAM A CAPACIDADE DE SE INDIGNAR. O CAPITÃO DO EXÉRCITO GINO STRUFFALFDI MORREU COMO PRESIDENTE EMÉRITO DA SOCIEDADE M.M.D.C E DO “EXÉRCITO CONSTITUCIONALISTA”, QUE É SIMBOLICAMENTE PRESERVADO. A SIGLA M.M.D.C . INDICA OS NOMES DE MARTINS, MIRAGAIA, DRAUSIO E CAMARGO, OS ESTUDANTES QUE FORAM METRALHADOS POR GETULISTAS QUE ESTAVAM NA SACADA DE UM EDIFICIO,AINDA EXISTENTE, NA CONFLUÊNCIA DA RUA BARÃO DE ITAPETININGA COM A PRAÇA DA REPÚBLICA. O ATO COVARDE, NAQUELE 23 DE MAIO, GEROU PROTESTOS DE TODA A POPULAÇÃO, POIS A MANIFESTAÇÃO DOS JOVENS, INICIADA DEFRONTE A FACULDADE DE DIREITO DO LARGO DE SÃO FRANCISO, ERA ABSOLUTAMENTE ORDEIRA E PACÍFICA. A REVOLTA POPULAR FOI TAMANHA QUE A 9 DE JULHO INICIAVA-SE A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, LOGO APELIDADA DE “ GUERRA PAULISTA” PARA JOGAR OS OUTROS ESTADOS CONTRA SÃO PAULO E ANULAR AS LIDERANÇAS DE VÁRIOS DELES, QUE ESTAVAM PROPENSAS A LUTAR CONTRA GETÚLIO VARGAS. O INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO COMEMORA, NO DIA 4 DE JULHO – QUARTA-FEIRA – A PARTIR DAS 13 HORAS, ANTECIPADAMENTE A EFEMÉRIDE DE 9 DE JULHO. NA OPORTUNIDADE SERÃO HOMENAGEADOS OS DOIS ÚLTIMOS ENGENHEIROS ABRAHÃO YAZIGI JUNIOR E ARCHIMEDES DE BARROS PIMENTEL,COMBATENTES EM 32, E QUE MORRERAM COM 100 E COM 101 ANOS, RESPECTIVAMENTE, NO ANO PASSADO E NO INÍCIO DESTE 2012. DA MESMA FORMA, SERÁ LEMBRADA A EXPRESSIVA FIGURA DE GINO STRUFFALDI. A PROPÓSITO, O INSTITUTO DE ENGENHARIA TEVE DESTACADA ATUAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DA REVOLUÇÃO DE 1932, ESPECIALMENTE NOS SETORES DE ALISTAMENTO, LOGÍSTICA E SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O MOVIMENTO ARMADO. SAIBA MUITO MAIS ACESSANDO AQUI.

A Revolução de 32 segundo Getúlio Vargas
Por José Eduardo Cavalcanti
Para nós paulistas, o conhecimento dos fatos históricos que antecederam o movimento constitucionalista de 32 se limitam praticamente aos acontecimentos de natureza cívico- militar ocorridos em solo paulista sendo pouco conhecidas as negociações de cunho político que ocorriam diretamente no Catete, sede do Governo Provisório chefiado por Getúlio Vargas, no sentido de se levar em banho- maria as aspirações de São Paulo até que uma nova assembleia nacional constituinte fosse eleita. Como se sabe, consumada a Revolução de 30, a Junta Militar que assumiu o Governo federal após a deposição de Washington Luiz convidou Getúlio Vargas a assumir a presidência da república de um Governo Provisório. De acordo com o Decreto 11398 de 11 de novembro de 1930 investiu-se de poderes ditatoriais que declarava dissolvido o Congresso Nacional, assim como todos os órgãos legislativos estaduais e municipais. No lugar dos governadores seriam nomeados para cada estado interventores federais. Conforme combinado com a junta governativa Getúlio assume o Governo em 3 de novembro daquele ano. Getúlio Vargas durante um período de sua vida entre 1930 e 1942, praticamente coincidente com sua permanência no Poder tinha por hábito anotar em caderninhos o dia a dia de suas atividades, às vezes com riqueza de detalhes, incluindo comentários acerca dos encontros realizados em sua extensa agenda política, preocupações sobre intrigas e boatos que proliferavam naquela época, além de suas próprias meditações - um verdadeiro diário pessoal. Estes manuscritos foram reunidos e editados pelo Centro de Pesquisas e Documentação de História Contemporânea – CPDOC da Fundação Getúlio Vargas sob a coordenação de Celina Vargas do Amaral Peixoto, sua neta. A partir da leitura deste Diário publicado pela Editora Siciliano em 1995 procurei “pinçar” do texto os fatos que julguei importantes reportados pelo próprio Getúlio pelos acontecimentos de São Paulo ocorridos ao longo de um período de um ano e meio anterior à eclosão da revolução constitucionalista iniciado em 9 de julho de 1932. Deve ser salientado que naqueles tempos as noticias, incluindo àquelas chegadas ao Palácio, eram transmitidas apenas por cartas, telegramas, rádio e depoimentos pessoais de mensageiros, ministros, assessores e militares chegados de viagem usualmente por ferrovia. O radio e os telefones a longas distâncias ainda funcionavam precariamente à época. Para se ter uma ideia disso, a informação da revolta paulista só chegou aos ouvidos de um Getúlio surpreso no dia 10 de julho. Desde sua posse, Getúlio já manifestava uma grande preocupação pelos acontecimentos de São Paulo nomeando João Alberto interventor em substituição a Plinio Barreto que chefiou interinamente o estado de 6 a 25 de novembro de 1930 sucedendo a José Maria Whitaker nomeado pela junta Militar que depôs Washington Luiz. Com a posse de João Alberto aumentou a disputa pelo espólio do antigo Partido Republicano Paulista disputado pelo Partido Democrático e a Legião Revolucionária fundada por Miguel Costa logo depois da Revolução de 30 com o objetivo de agrupar o setor tenentista e popular no estado e dar sustentação ao interventor João Alberto que, desde o primeiro momento, sofreu forte oposição da elite paulista. João Alberto tinha o apoio de Miguel Costa, fundador da Legião Revolucionária, sendo nomeado, então, comandante da Força Pública paulista e secretário de Segurança do Estado. Para o comando da 2ª Região Militar foi designado o General Isidoro Dias Lopes, revolucionário de 22, sendo no entanto substituído pelo General Gois Monteiro ainda em 1931 por desavenças com Vargas. João Alberto permaneceu no cargo até ser substituído pelo magistrado paulista Laudo Ferreira de Camargo em 25 de julho de 1931 após terem sido frustradas as tentativas em torno do nome do ex - interventor Plinio Barreto, afinal preterido em função da imensa oposição a seu nome por vários grupos políticos. Com a queda de João Alberto Miguel Costa foi afastado da Secretaria de Segurança, mas manteve-se no comando da Força Pública. Com a renúncia de Laudo de Camargo, Getúlio nomeia em 13 de novembro de 1931 o coronel Manuel Rabelo que já havia sido cogitado anteriormente como interventor interino desconsiderando a recomendação de João Alberto que queria nomear para o cargo Souza Dantas, seu antigo secretário da Fazenda. Este fato contribuiu para a crise com as elites políticas paulistas que se opunham ao controle do estado pelo tenentismo representado por Manuel Rabelo. Isto redundou no rompimento do Partido Democrático com o Governo Provisório em janeiro de 1932. Manuel Rabelo deixa a interventoria em 7 de março de 1932 sendo substituído por Pedro de Toledo, um civil paulista porém não ligado aos elementos que hostilizavam a Revolução. Este nome foi sugerido a Getúlio por Flores da Cunha e Mauricio Cardoso, ministro da Justiça de Getúlio. Pedro de Toledo mantem intensas negociações políticas tentando organizar seu secretariado com nomes do Partido Republicano Paulista e do Partido Democrático com o aval de Getúlio. Mas a situação de São Paulo se agrava com a imposição de um novo secretariado pela Frente Única Paulista. Miguel Costa é demitido do Comando da Força Pública pelo Secretário da Justiça. O coronel Rabelo, enviado por Getúlio à São Paulo, assume o comando da 2ª Região Militar e logo envia um emissário ao Catete manifestando sua desconfiança com relação ao novo governo paulista. No dia 9 de julho de 1932, o Interventor Pedro de Toledo, já aclamado Governador Civil da Revolução após o episódio de 23 de maio, telegrafava ao ditador Getúlio Vargas: "Esgotados os meios que ao meu alcance estiveram para evitar o movimento que acaba de se verificar na guarnição desta Região ao qual aderiu o povo paulista, não me foi possível caminhar ao revés dos sentimentos do meu povo". Começava a Revolução Constitucionalista quando tropas da 2ª Região Militar e da Força Pública de São Paulo, comandadas por Isidoro Dias Lopes e Euclides Figueiredo levantaram-se contra o Governo Provisório. Para uma melhor compreensão dos episódios que precederam a revolução dos paulistas, sob a ótica do Governo Provisório, apresentam-se a seguir trechos selecionados do Diário escritos no período de 21 de janeiro de 1931 à 13 de julho de 1932 pelo próprio Getúlio Vargas:
JOSE EDUARDO CAVALCANTI mostra-me o seu trabalho sobre o episódio de 1932, segundo o diário de GETÚLIO VARGAS. 1931
JANEIRO
21 A 24 VISITA DE MORATO INSISTINDO NA SAIDA DE JOÃO ALBERTO DO GOVERNO DE SÃO PAULO
29 COMPARECE O INTERVENTOR JOÃO ALBERTO, OSVALDO ARANHA E JUAREZ TÁVORA
30 RECEBO O MINISTRO DA FAZENDA E O INTERVENTOR DE SÃO PAULO COM QUEM TRATAMOS DE SOCORRER AS FINANÇAS PAULISTAS, DA ELABORAÇÃO DE UMA LEI SOBRE A COMPRA DOS STOKS DE CAFÉ E DA COBRANÇA EM ESPÉCIE SOBRE AS NOVAS SAFRAS.
FEVEREIRO
4  PELA MANHÃ RECRUDESCENCIA DA CRISE ITALIANA EM SÃO PAULO
5 A 15 SOLUÇÃO DA QUESTÃO DO CAFÉ PELA COMPRA DOS STOKS
6 E 17 JOÃO ALBERTO VEM DE SÃO PAULO. QUER AFASTAR ISIDORO DO COMANDO DA REGIÃO E COLOCÁ-LO COMO MINISTRO DA GUERRA. MANOBRAS NESTE SENTIDO, OFENSIVA CONTRA LEITE DE CASTRO FEITA POR JOÃO ALBERTO ATRAVÉS DE GOIS MONTEIRO, ENTREVISTA DE MENDONÇA LIMA, AVISO DE QUE ESTE FORA TENTAR A GUARNIÇÃO DO PARANÁ. RESISTO À INVESTIDA.
18 A 21 - CONTINUAÇÃO DOS BOATOS ACERCA DA ENTREVISTA DE MENDONÇA LIMA. NO PARANÁ , TENTATIVA DE MUDANÇA DO MINISTRO DA GUERRA- SUBSTITUIÇÃO DE LEITE DE CASTRO POR ISIDORO LOPES. ARANHA DIZ QUE ESTE CONSPIRAVA SER DITADOR EM CUMPLICIDADE COM A GUARNIÇÃO DE SÃO PAULO E O PARTIDO DEMOCRÁTICO. O MAJOR MENDONÇA LIMA JUSTIFICA-SE E ACUSA O GENERAL ISIDORO.
27 - REUNIU-SE AQUI O CORONEL JOÃO ALBERTO, INTERVENTOR DE SÃO PAULO,COM O SEU SECRETÁRIO DE FAZENDA, DR SOUZA DANTAS, E O MINISTRO DA FAZENDA, DR WHITAKER. TIVEMOS LONGA COMFERENCIA EXAMINANDO AS DIVERSAS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA EVITAR A QUEDA DO CAFÉ E A DO CAMBIO.
MARÇO
20 A 28 - O INTERVENTOR DE SÃO PAULO VEM PLEITEAR A CONTINUAÇÃO DE SE INTERVIR NO MERCADO DE CAFÉ A FIM DE EVITAR MAIOR BAIXA DESTE PRODUTO. QUESTÃO DE LIMITES ENTRE MINAS E SÃO PAULO.
28 - REGRESSO DE LUZARDO QUE APARECE ACOMPANHADO DE VIRGILIO MELO FRANCO. ESTE SEGUE PARA SÃO PAULO, COMO EMISSARIO, PARA ACOMODAR OS DESAVINDOS E TRAZER-ME INFORMAÇÕES.
ABRIL
4 A 9 - ESBOÇAM-SE.OU ANTES, AGRAVAM-SE AS CRISES DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO E A DE BERNARDES EM MINAS. EM SÃO PAULO OS DEMOCRÁTICOS ROMPEM COM O INTERVENTOR. ESTE E MIGUEL COSTA CONFERENCIAM COM O MINISTRO DA JUSTIÇA. RECEBO A VISITA DO GENERAL ISIDORO.
10 - ALMOÇAM COMIGO OS GENERAIS ISISIDORO E LUZARDO. COM ELES ASSENTO A IDA DO PRIMEIRO PARA O ESTADO DO RIO E DO SEGUNDO PARA SÃO PAULO, COMO INTERVENTORES.
11 - RECEBI A VISITA DE VIRGILIO MELO FRANCO COM UMA CARTA DE OSVALDO. VINHA DIZER-ME QUE O CONVITE FEITO A ISIDORO E LUZARDO NÃO TIVERAM DA PARTE DELES O NECESSÁRIO SIGILO, TORNARA-SE PUBLICO. AS DECLARAÇÕES DE MORATO DAVAM A COMPREENDER UM ENTENDIMENTO PREVIO ENTRE LIBERTADORES E DEMOCRATICOS. O CASO TOMAVA O ASPECTO DE UMA IMPOSIÇÃO POLÍTICA IRRITANDO OS MILITARES REVOLUCIONARIOS CONTRA A DECISÃO E CONTRA LUZARDO. TRAZIA-ME UMA CARTA DO MINISTRO DA JUSTIÇA: A SOLUÇÃO NÃO SERVIA. SOUBE AINDA QUE JOÃO ALBERTO E MIGUEL COSTA AINDA NÃO HAVIAM SIDO CHAMADOS PELO MINISTRO DA JUSTIÇA QUE NÃO HAVIA RECEBIDO MEU RECADO NESTE SENTIDO. RESPONDI QUE A SOLUÇÃO AINDA NÃO ERA DEFINITIVA, FORA CONSULTADO UM DOS ASPECTOS DA QUESTÃO. FALTAVA OUVIR A OUTRA PARTE E MANDEI CHAMAR O JOÃO ALBERTO.
14 E 15 - JOÃO ALBERTO VEIO FALAR-ME. EXPLICOU A STUAÇÃO FICANDO RESOLVIDA SUA PERMANENCIA NO CARGO. PEDI A EIRAS QUE FOSSE A SÃO PAULO FALAR COM ISIDORO, COMUNICAR-LHE A RESOLUÇÃO TOMADA QUANTO A SÃO PAULO E AO ESTADO DO RIO.
16 - COM O MINISTRO DA JUSTIÇA, VIRGILIO DE MELO FRANCO E JULIO DE MESQUITA TRATAMOS DO CASO DE SÃO PAULO.
27 A 29 - O EMBAIXADOR MACEDO SOARES FEZ ONTEM EM SÃO PAULO UM DISCURSO INCONVENIENTE SOBRE A POLÍTICA DO ESTADO DIZENDO-SE AUTORIZADO POR MIM. A VERDADE ERA QUE EU APENAS O AUTORIZARA A FALAR AOS SEUS AMIGOS TRANQUILIZANDO-OS QUANTO A BOA VONTADE DO GOVERNO EM SOLUCIONAR OPORTUNAMENTE O CASO PAULISTA. ELE FEZ DECLARAÇÕES INCONVENIENTES E ABUSIVAS. O MINISTRO DA JUSTIÇA COMUNICOU-ME PELO TELEFONE E DESAUTORIZOU O EMBAIXADOR PELOS JORNAIS. GRANDE EXALTAÇÃO EM SÃO PAULO, MOTIM NA FORÇA PUBLICA, REPRESSÃO IMEDIATA. RECEBO O TELEFONE DE MACEDO SOARES CONTESTANDO O MINISTRO DA JUSTIÇA E ME COMUNICANDO. RESOLVO DESAUTORÁ-LO E EXONERAR DO CARGO.
30  - O DISCURSO DE MACEDO SOARES EM SÃO PAULO PROVOCOU EXALTAÇÃO DE ESPIRITOS, UMA TENTATIVA DE REBELIÃO NA FORÇA PUBLICA DE SÃO PAULO LOGO DOMINADA.. DESAUTORIZO AS DECLARAÇÕES DE MACEDO SOARES QUE SOLICITA DEMISSÃO. UM OFICIAL ENCARREGADO DO INQUÉRITOSOBRE A SUBLEVAÇÃO DE SÃO PAULO TRAZ O INFORME DE QUE O COMANDANTE DA FORÇA PUBLICA ACUSOU O GENERAL ISIDORO COMO INSTIGADOR, PEDINDO A NOMEAÇÃO DE UM OFICIAL DE POSTO CORRESPONDENTE AO DAQUELE GENERAL PARA PRESIDIR O INQUERITO.
MAIO
1 - A TARDE RECEBO O GENERAL FRAGOSO A QUEM CONVIDO PARA PRESIDIR O INQUERITOSOBRE A REBELDIA DA POLICIA DE SÃO PAULO.
6 A 8 - FORAM DIAS PENOSOS E CHEIOS DE CONFUSÃO. SÃO PAULO CONTINUA SER UM PONTO DE INQUETAÇÃOE AMEAÇAS. ISIDORO CHAMADO NÃO VEIO ALEGANDO DOENÇAS.
19 A 25 - AGITAÇÃO EM SÃO PAULO EM TORNO DO GENERAL ISIDORO. VINDA DESTE AO RIO.
JUNHO
7 A 11 - RETIREI O GENERAL ISIDORO DE SÃO PAULO. RETIRA O PEDIDO DE DEMISSÃO E ACEITA A INSPETORIA DAS REGIÕES.
12 A 16 - ACALMAM-SE OS RESSENTIMENTOS DO GENERAL ISIDORO COM O OFERECIMENTO DE SUA NOMEAÇÃO.
30 - DE JUNHO A 7 DE JULHO - SÃO PAULO CONTINUA INQUIETANDO.
7 A 14 JOÃO ALBERTO COMUNICA SUA RESOLUÇÃO DE DEIXAR A INTERVENTORIA DE SÃO PAULO. PROCURO UM SUBSTITUTO, ENVIO WHITAKER A SÃO PAULO, DOU INCUBENCIAS A JOÃO ALBERTO, OUÇO OS DEMOCRÁTICOS ETC. PROMETO AGUARDAR CARTA DE JOÃO ALBERTO. 15 A 18 - RECEBO A CARTA DE JOÃO ALBERTO COMUNICANDO A ACEITAÇÃO DE PLINIO, A AQUIESCENCIA DE GOIS, MIGUEL COSTA, EXÉRCITO E POLICIA. INDICADOS TAMBEM O NOME DOS SECRETÁRIOS. CHEGA PLINIO BARRETO COM QUEM ME ENTENDO, CONFIRMANDO O CONVITE E ACEITANDO AS PESSOAS INDICADAS PARA SECRETÁRIOS.
LEVANTAM-SE PROTESTOS AQUI E EM SÃO PAULO CONTRA A CANDIDATURA DE PLINIO EXUMANDO-SE UM ARTIGO DESTE ATACANDO OS OFICIAIS REVOLTOSOS DO COPACABANA. ESCREVE-ME DEPOIS O CHEFE DE POLÍCIA DO ESTADO QUE PONDERA QUE O NOME DE PLINIO NÃO SATISFAZ AOS INTERESSES DA TRANQUILIDADE DE SÃO PAULO. CHEGA O GENERAL GOIS TRAZENDO CARTA DE MIGUEL COSTA PROPONDO ESCOLHER OUTRO INTERVENTOR QUE SE ORGANIZE O GOVERNO COM SECRETÁRIOS REPRESENTANDO OS DIFERENTES GRUPOS POLÍTICOS. REDUZO ADALBERTO CORREIA QUE SE MANIFESTARA CONTRA PLINIO. O CASO DE SÃO PAULO COMPLICA-SE. CONVERSEI COM GOIS MONTEIRO, MIGUEL COSTA, FLORIVALDO LINHARES E VERNEY. TODOS AFIRMAM QUE SERÁ EMPOSSADO PLINIO BARRETO SE O GOVERNO DETERMINAR, MAS QUE ESTE NOME NÃO SATISFARÁ SÃO PAULO COMO SOLUÇÃO TRANQUILIZADORA PELA OPOSIÇÃO DE VARIOS GRUPOS POLÍTICOS, PORQUE SE TORNOU CANDITATURA DE FACÇÕES. MANIFESTAÇÕES, CONFLITOS E GREVES EM SÃO PAULO. PLINIO BARRETO ESCREVE A JOÃO ALBERTO DESISTINDO DA CANDIDATURA .
8 a 24 - CONTINUA EM DISCUSSÃO O CASO DE SÃO PAULO. Resolvo enviar Osvaldo Aranha a São Paulo em companhia de Gois Monteiro para assegurar a posse de Plinio e no caso deste desistir, escolher outro nome que seja uma garantia de tranquilidade para o Estado. Foi escolhido Lauro de Camargo magistrado estadual. Grande satisfação no estado e fora dele, impressão geral de prestigio do governo. Antes da decisão, vários próceres da revolução reunidos com o ministro da guerra fizeram reafirmação de apoio ao governo a fim de que pudesse agir com mais segurança. Recebo muitos comprimentos pela solução do caso de São Paulo.
25 a 7 de agosto - Os principais acontecimentos foram crise política em São Paulo provocada pelas nomeações feitas pelo interventor; divergências dos generais Miguel Costa e Gois Monteiro com o interventor; conspiração do general Isidoro auxiliados pelos coronéis Teopombo, Meira e Figueiredo; intervenção de Assis Brasil a favor de Isidoro.
31 DE AGOSTO A 6 DE SETEMBRO - O MINISTRO DA FAZENDA SEGUIU PARA SÃO PAULO. DEVE TRAZER O NOME DO FUTURO PRESIDENTE DO BANCO DO BRASIL.
9 A 14 - TOMA POSSE O SR ALMEIDA PRADO, NOVO PRESIDENTE DO BANCO DO BRASIL.
21 - MIGUEL COSTA INSTALA O CONGRESSO DA LEGIÃO REVOLUCIONÁRIA DE SÃO PAULO. PROVAVEL DE SÃO PAULO E MINAS, APREENSÃO DO GENERAL GOIS MONTEIRO.
22 A 29 - CONTINUAM OS INFORMES SOBRE OS ENTENDIMENTOS DOS LEGINARIOS DE MINAS E DE SÃO PAULO COM AS RESPECTIVAS POLICIAS PARA FORMAR UMA ORGANIZAÇÃO HOSTIL AO GOVERNO. VINDA DO SECRETARIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO E DO GENERAL GOIS MONTEIRO, PALESTRAM COM O GENERAL LEITE DE CASTRO PARA QUE SEJAM TOMADAS PROVIDENCIAS REFORÇANDO O EXERCITO NOS DOIS ESTADOS. MOVIMENTO DOS AGRICULTORES DE CAFÉ EM SÃO PAULO CONTRA O MINISTRO DA FAZENDA POR CAUSA DO DECRETO SOBRE A FISCALIZAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DO CAFÉ.
OUTUBRO
2 A 6 - SÃO PAULO COMPLICA-SE. O INTERVENTOR AMEAÇA RENUNCIAR AO CARGO SE PERMANECER MIGUEL COSTA NO COMANDO DA FORÇA PUBLICA. O GENERAL GOIS ACHA-SE AQUI HÁ VARIOS DIAS AGUARDANDO REFORÇOS DE HOMENS E MATERIAL EM VIRTUDE DA INFERIORIDADE DO EXERCITO NAQUELE ESTADO RELATIVAMENTE À POLICIA. O CORONEL RABELO, COMANDANTE INTERINO DA REGIÃO, FALA POR TELEFONE DIRETAMENTE AO GUANABARA PEDINDO REFORÇOS E DIZENDO QUE A SITUAÇÃO É GRAVE E EMINENTE A RENUNCIA DO INTERVENTOR SEM FORÇAS PARA MANTER-SE NO GOVERNO. A FIM DE EVITAR ALARME COM A REMESSA DE FORÇAS PREFIRO CHAMAR AQUI MIGUEL COSTA E FALAR-LHE CLARO.
7 A 11 - CHEGO A UM ACORDO COM MIGUEL COSTA QUE PROMETE DEIXAR O COMANDO DA FORÇA PUBLICA PAULISTA.
15 A 18 - FICA RESOLVIDO O CASO SURGIDO EM SÃO PAULO. ACOMODAM-SE AS DIVERGENCIAS ENTRE O MINISTRO DA FAZENDA E OUTROS QUE FIZERAM CONTRA ELE UMA OFENSIVA ORÇAMENTARIA.
30 E 31 - AS COISAS EM SÃO PAULO COMPLICAM-SE. AGITAÇÃO DOS AGRICULTORES DE SÃO PAULO CONTRA O MINISTRO DA FAZENDA. CONVERSO COM O CAPITÃO JOÃO ALBERTO QUE SEGUE PARA SÃO PAULO A FIM DE ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PARA O CASO.
NOVEMBRO
1 A 8 - ASSENTADA A DISPENSA DO SECRETARIO DA FAZENDA DE SÃO PAULO. 9 A 12 - JOÃO ALBERTO COMPLICA O CASO DE SÃO PAULO PEITEANDO A SAIDA DE TODO O GOVERNO QUANDO DEVIA SER APENAS DO SECRETARIO DA FAZENDA.
13 A 15 - JOÃO ALBERTO APROVEITA PARA COLOCAR NO GOVERNO SEUS ANTIGOS SECRETARIOS E VEM PLEITEAR A NOMEAÇÃO DO SR SOUZA DANTAS PARA INTERVENTOR. RECUSO ESTE NOME, PREFIRO MANTER O CORONEL RABELO QUE JÁ HAVIA DESIGNADO PARA INTERVENTOR INTERINO E DIGO A JOAO ALBERTO QUE REGRESSA A SÃO PAULO, QUE VENHA COM O CORONEL RABELO.
15 A 19 - VEM DE SÃO PAULO JOÃO ALBERTO, MIGUEL COSTA E RABELO. RECEBO-OS JUNTAMENTE COM GOIS. O PROBLEMA É COMPLEXO. HÁ RESTRIÇÕES SOBRE A NOMEAÇÃO DO CORONEL RABELO QUE TODOS O ELOGIAM POR SER MILITAR. SEMPRE, POREM, QUE HÁ UMA DISCUSSÃO SOBRE UM NOME CIVIL SURGEM AS DIVERGENCIAS , PORQUE QUEREM UM CIVIL DA SUA GREI, QUE FAÇA A POLÍTICA DA LEGIÃO- PELO MENOS É O QUE DECLARA MIGUEL COSTA. RESOLVO DEIXAR O CORONEL RABELO PARA GANHAR TEMPO E EXAMINAR MELHOR O TABULEIRO.
1932
JANEIRO.
2 a 6 - DEMOCRATAS DE SP AMEAÇAM ABRIR LUTA CONTRA RABELO.
6 A 10 - OFENSIVA PAULISTA PARA SUBSTITUIÇÃO DO INTERVENTOR. O GENERAL GOIS PEDE DEMISSAO DE COMANDANTE DA 2ª REGIAO DE SÃO PAULO.
11 A 16 - PAULO DE MORAIS BARROS EM NOME DO PARTIDO DEMOCRATICO VEM FALAR-ME SOBRE A SUBSTITUIÇÃO DO INTERVENTOR RABELO . COMBINO COM ELE, QUE REGRESSANDO A SÃO PAULO INTERPELE O GENERAL MIGUEL COSTA E, SE ESTE RECUSAR O ENTENDIMENTO, ESCREVA-ME COMUNICANDO INDICANDO-ME ALGUNS NOMES QUE OS DEMOCRÁTICOS JULGUEM EM CONDIÇÕES. ELE REGRESSA A SÃO PAULO NADA ME COMUNICA E O DIRETORIO DEMOCRÁTICO PUBLICA UM MANIFESTO ROMPENDO COMIGO. ESTE ROMPIMENTO ATÉ AGORA NÃO TEVE REPERCUSSÃO APRECIÁVEL.
18 A 22 - O CORREIO DA MANHÃ NOTICIOU QUE EU RECEBERA UMA CARTA DO GENERAL MIGUEL COSTA ENVIANDO UMA LISTA DE NOMES PARA INTERVENTOR DE SÃO PAULO. DESTA CARTA SÓ TINHA CONHECIMENTO O OSVALDO.
23 A 28 - NO DIA 25 HOUVE NA CAPITAL DE SÃO PAULO ALGUMAS ARRUAÇAS COM DEMONSTRAÇÕES SEPARATISTAS E ATAQUES AO CENTRO GAUCHO.
FEVEREIRO
1 E 2 - O DIRETORIO LIBERTADOR MANIFESTA SUA SOLIDARIEDADE AOS DEMOCRATICOS DE SÃO PAULO. NO DESPACHO COM O MINISTRO DA JUSTIÇA, TENHO COM ELE UMA LONGA TROCA DE IMPRESSÕES SOBRE O CASO PAULISTA QUE ELE JULGA URGENTE RESOLVER. PARTE DESTA PALESTRA FOI ASSISTIDA POR FLORES DA CUNHA. TAMBEM OSVALDO ESCREVE-ME DUAS CARTAS DANDO SUA IMPRESSÃO E INSTANDO PARAUMA SOLUÇÃO PARA O CASO DE SÃO PAULO. OS JORNAIS DEPOIS NOTICIARAM ESTAS CARTAS MAS NÃO FUI EU QUEM AS REVELOU.
3 A 10 - ESCREVI AO RAUL PILLA RESPONDENDO A SUA CARTA E NARRANDO O CASO DE SÃO PAULO COMO ESTRANHANDO A ATITUDE DO DIRETORIO LIBERTADOR.
14 A 17 - AGRAVA-SE A QUESTÃO PAULISTA COM A UNIÃO DOS DEMOCRÁTICOS E PERREPISTAS EM FRENTE ÚNICA. ACHAM-SE AQUI OS GENERAIS GOIS E MIGUEL COSTA TODOS BEM INTENCIONADOS PARA A SOLUÇÃO DO CASO.
18 A 31 - FAÇO SEGUIR PARA SÃO PAULO O MINISTRO DA JUSTIÇA ACOMPANHADO DO GENERAL MIGUEL COSTA PARA EXAMINAREM IN LOCO O CASO PAULISTA TRAZENDO-ME O NOME DO INTERVENTOR. ESTE NÃO PODE PERTENCER AOS ELEMENTOS QUE HOSTILIZAM O GOVERNO. DEVE SER UM CIVIL PAULISTA, MAS QUE INSPIRE CONFIANÇA À REVOLUÇÃO.
22 A 23  - OUÇO O MINISTRO DA JUSTIÇA APÓS SEU REGRESSOA SÃO PAULO E RESOLVO CHAMA, POR INTERMEDIO DO GENERAL MIGUEL COSTA, O PROFESSOR ULPIANO SEM COMPROMISSO PARA OUVIR. A NOITE NO GUANABARA, FLORES LEMBROU EXPONTANEAMENTE DO EX MINISTRO PEDRO DE TOLEDO PARA INTERVENTOR EM SÃO PAULO. CHAMEI DEPOIS O MINISTRO DA JUSTIÇA QUE ME CONTOU QUE HAVIA ESTADO EM CONFERENCIA COM PEDRO DE TOLEDO DO QUAL TRAZIA EXCELENTE IMPRESSÃO. A DUPLA SUGESTÃO FORA SIMPLES COINCIDENCIA. NÃO HAVIAM CONVERSADO A RESPEITO, MAURICIO E FLORES.
24 A 29 - CHAMEI O CORONEL RABELO COMUNICANDO-LHE A ESCOLHA DO DR PEDRO DE TOLEDOPARA INTERVENTOR EM SÃO PAULO. ELE REGRESSA PRONTO A DAR POSSE AO SUCESSOR. SIGO PARA PETRÓPOLIS. VEJO NOS JORNAIS OS PROTESTOS DOS CHAMADOS ELEMENTOS REVOLUCINÁRIOS DE SÃO PAULO CONTRA A NOMEAÇÃO DO EMBAIXADOR PEDRO DE TOLEDO PARA INTERVENTOR.
O GENERAL MIGUEL COSTA AINDA NÃO RECEBEU MINHA CARTA PARTICIPANDO-LHE QUE O GOVERNO NÃO PODE MAIS VOLTAR ATRAZ DE SUA ATITUDE QUE CUMPRE SER ACATADA.
MARÇO  
1 A 3 - NOMEEI O INTERVENTOR DE SÃO PAULO.
16 E 17 - DIVERGENCIA ENTRE OS GENERAIS GOIS MONTEIRO E MIGUEL COSTA EM SÃO PAULO.
ABRIL  
6 A 11 - REFORMEI O GENERAL ISIDORO E NOMEEI O CHEFE DE POLICIA, CAPITÃO JOÃO ALBERTO.
12 A 14 - REGRESSO AO RIO. RECEBO DO RIO GRANDE E DE SÃO PAULO NOTICIAS DE QUE SE TRAMA UMA CONSPIRAÇÃO PARA DEPOR O GOVERNO.
17 - A NOITE NO GUANABARA RECEBO A VISITA DE VIRGILIO MELO FRANCO QUE ME TRAZ A NOTICIA POUCO AGRADAVEL DE QUE A COMISSÃO CENTRAL MINEIRA ESTÁ FAZENDO PONDERAÇÕES SOBRE A NECESSIDADE DE UM ENTENDIMENTO DO GOVERNO FEDERAL COM SÃO PAULO E RIO GRANDE DO SUL E NÃO FALANDO NA INDICAÇÃO.
18 A 22 - ANTONIO CARLOS PROPÕE UM PLANO PARA DESTACAR 3 EMISSARIOS- BERNARDES PARA O RIO GRANDE DO SUL, VENCESLAU PARA SÃO PAULO E VIRGILIO COM O 3 DE OUTUBRO PARA PROMOVEREM UM ENTENDIMENTO NO SENTIDO DE APOIAR O GOVERNO MEDIANTE A ADOÇÃO DE CERTAS MEDIDAS: REVIGORAMENTO DA CONSTITUIÇÃO FERDERAL, MENOS QUANTO AO PODER LEGISLATIVO, CRIAÇÃO DE UM CONSELHO CONSULTIVO FEDERAL E CONSTITUCIONALIZAÇÃO, OU ANTES, RECONSTRUÇÃO DA NOVA ORDEM LEGAL MEDIANTE FASES SUCESSIVAS ATÉ 30 MESES. ACEITEI EM PRINCIPIO.
23 A 26 - REÚNO A NOITE NO GUANABARA OS MINISTROS DA GUERRA, MARINHA, FAZENDA, O GENERAL GOIS, O CORONEL RABELO, O MAJOR JUAREZ E O CAPITÃO JÕAO ALBERTO. PERANTE A ASSISTENCIA O GENERAL GOIS EXPÕE SUA ATUAÇÃO EM SÃO PAULO E JUSTIFICA SUA CONDUTA. APROVADA QUANTO AS INTENÇÕES RESOLVE-SE TIRAR AS NECESSARIAS CONSEQUENCIAS. SERÃO DADAS AO PAÌS SOLUÇÕES DE ORDEM GERALSOBRE A CONSTITUCIONALIZAÇÃO QUE SATISFARÃO OS PONTOS DOUTRINARIOS E QUANTO AO CASO ESPECIAL DE SÃO PAULO DOU LIBERDADE AO INTERVENTOR PARA RECOMPOR SEU GOVERNO SEM RECONHECIMENTO OFICIAL DA FRENTE ÚNICA.
MAIO.
1 A 3 - ONTEM A NOITE, PROCURARAM-ME O MINISTRO DA GUERRA E O CORONEL RABELO PARA COMUNICAR-ME A ATITUDE DE APREENSÃO DOS REVOLUCIONÁRIOS COM AO TELEGRAMA DO INTERVENTOR DE SÃO PAULO PASSADO AO DR ALTINO ARANTES.
4 A 7 - SURGEM GREVES EM SÃO PAULO DE NUMEROSAS CLASSES DE OPERÁRIOS E , NESTA CAPITAL, DOS EMPREGADOS DA LIGHT. ESTA FOI DOMINADA NO MESMO DIA RESTABELECENDO-SE O TRÁFEGO. O INTERVENTOR PEDRO DE TOLEDO CONTINUA EM NEGOCIAÇÕES POLÍTICAS PARA A REORGANIZAÇÃO DO GOVERNO. O SECRETÁRIO DA FAZENDA E O GENERAL MIGUEL COSTA MOSTRAM-SE DESGOSTOSOS COM A MARCHA DOS ACONTECIMENTOS.
8 A 13 - TERMINADA A TENTATIVA DE GREVE NESTA CAPITAL . CONTINUA A GREVE EM SÃO PAULO.
14 - RECEBO TELEGRAMA DO INTERVENTOR DE SÃO PAULO TRANSMITINDO DOIS GRUPOS DE NOMES DO PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA E DO PARTIDO DEMOCRÁTICO PARA A RECOMPOSIÇÃO DE SEU SECRETARIADO.
14 A 18 - CONTINUAM AS DEMARCHES PARA A SOLUÇÃO DO CASO PAULISTA. NÃO RECONHEÇO NEM TRATO COM A FRENTE QUE, JUNTAMENTE COM A DO RIO GRANDE, CONSPIRAVA CONTRA O GOVERNO. RESOLVI ENVIAR O OSVALDO ATÉ LÁ DEPOIS QUE RECEBI A VISITA DO MARREY JUNIOR E ANTONIO FELICIANO.
19 A 22 - OSVALDO SEGUIU PARA SÃO PAULO LEVANDO INSTRUÇÕES PARA RESOLVER O CASO. TELEGRAFA-ME ALARMADO COM A EXALTAÇÃO POPULAR, PREPARATIVOS DE REVOLUÇÃO E ANARQUIA MILITAR. RESPONDO-LHE REAFIRMANDO AS INSTRUÇÕES E TOMO PROVIDENCIAS SOBRE A MANUTENÇÃO DA ORDEM.
23 - A SITUAÇÃO DE SÃO PAULO SE AGRAVA. GRANDE EXALTAÇÃO POPULAR PERCORRE AS RUAS. ATACAM JORNAIS, A SEDE DA LEGIÃO, PROVOCAM CONFLITOS- E A FRENTE ÚNICA IMPOS UM NOVO SECRETARIADO. ASSUMIU O SECRETÁRIO DA JUSTIÇA QUE DEMITIU MIGUEL COSTA. NOMEEI O CORONEL RABELO PARA ASSUMIR O COMANDO DA REGIÃO E SEGUIR COM INSTRUÇÕES PARA RESTABELECER A ORDEM O GENERAL GOIS MONTEIRO SERÁ INVESTIDO NO COMANDO DA REGIÃO EM SUBSTITUIÇÃO AO GENERAL JÕAO GOMES QUE PEDIU DEMISSÃO. FICOU TAMBÉM RESOLVIDO QUE SE ENVIASSSEM TROPAS A SÃO PAULO. TUDO FICOU RESOLVIDO A NOITE COM O COMPARECIMENTO AO GUANABARA DOS MINISTROS DA GUERRA, MARINHA,, GENERAL GOIS, CORONEL RABELO, MAJOR TAVORA , DR PEDRO ERNESTO E O CAPITÃO JOÃO ALBERTO.
24 - RECEBO COMUNICAÇÃO DO CORONEL AVILA LINS SOBRE A VINDA DE CORPOS DO INTERIOR DO ESTADO PARA MANTER A ORDEM E COMUNICAÇÃO DO INTERVENTOR SOBRE A NOMEAÇÃO DOS NOVOS SECRETÁRIOS. TELEGRAFO A FLORES DA CUNHA INFORMANDO SOBRE AS OCORRENCIAS EM SÃO PAULO.
25 A 27 - REGRESSO DE OSVALDO. CONVOCO REUNIÃO NO GUANABARA DOS PROCERES REVOLUCIONARIOS PERANTE OS QUAIS OSVALDO EXPÕE AS OCORRENCIAS. TODOS OPINAM QUE O SECRETARIADO DEVE SER SUBSTITUIDO PELA FORMA COM QUE SE ORGANIZOU. OSVALDO PENSA QUE SE DEVE CONTEMPORIZAR. ENVIO INSTRUÇÕES AO CORONEL RABELO POR INTERMEDIO DO MAJOR CORDEIRO DE FARIAS. RECEBO TELEGRAMA DO INTERVENTOR DE SÃO PAULO COM O SECRETARIO COMUNICANDO O ATO E MANIFESTANDO DISPOSIÇÕES DE COLABORAR COM O GOVERNO FEDERAL. O CHEFE DE POLICIA REALIZA ALGUMAS PRISÕES DE POLÍTICOS REACIONÁRIOS QUE CONSPIRAVAM. O GENERAL GOIS MONTEIRO ASSUME O COMANDO DA 1ª REGIÃO MILITAR E O CORONEL RABELO DA 2ª.
28 A 30 - MINAS REAFIRMA SUA SOLIDARIEDADE ATIVA AO GOVERNO FEDERAL POR INTERMEDIO DE VIRGILIO MELO FRANCO. FLORES TELEGRAFA-ME HIPOTECANDO O APOIO DOS CHEFES DOS PARTIDOS POL[ITICOS PARA MANTER A SITUAÇÃO CRIADA EM SÃO PAULO. RESPONDO DIZENDO QUE A MANUTENÇÃO DO GOVERNO DE SÃO PAULO DEPENDE DA SUA ATITUDE DE LEALDADE E COLABORAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL CONTINUA AGITADA A QUESTÃO DOS TENENTES CONTRA O MINISTRO DA GUERRA. OSVALDO QUE SE ENTENDERA COM FLORES PEDINDO O APOIO DO RIO GRANDE NO CASO DE SÃO PAULO TRAZ-ME A NOTICIA DE QUE TODA A GUARNIÇÃO DA CAPITAL, INCLUSIVE A POLICIA, ESTAVA CONTRA O MINISTRO DA GUERRA E QUERIA SUA RETIRADA DO CARGO. RECEBO A VISITA DE MORAIS BARROS, NOVO SECRETÁRIO DA FAZENDA DE SÃO PAULO , QUE REAFIRMA O DESEJO DE COLABORAÇÃO JUNTO AO GOVERNO FEDERAL.  
JUNHO
6 A 8 - O CORONEL RABELO MANDA UM EMISSÁRIO PARA MANIFESTAR-ME SUA DESCONFIANÇA DO NOVO GOVERNO PAULISTA. CHAMO O SECRETÁRIO DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO. ACOMPANHOU-O O DR MORATO. TIVEMOS ONTEM A NOITE LONGA CONFERENCIA ASSISTIDA PELO OSVALDO.. DESFAZEM-SE PREVENÇÕES E QUEIXAS. EM RESUMO, RABELO QUER A MUDANÇA DO COMANDO DA FORÇA PUBLICA DE SÃO PAULO E O GOVERNO PAULISTA QUER A RETIRADA DO TENENTE CORONEL DANIEL, IRMÃO DE MIGUEL COSTA, DO COMANDO DE UM CORPO DA FORÇA PUBLICA.
16 A 18 - O CORONEL RABELO CONTINUA IMPERTINENTE QUERENDO INTERVIR POLITICAMENTE EM SÃO PAULO PARA MODIFICAR O GOVERNO.
DIA 30 A 1 DE JULHO. CHAMO MORATO DE SÃO PAULO COM QUEM CONVERSO NA PRESENÇA DE OSVALDO E DO GENERAL GOIS SOBRE A ATITUDE DE SÃO PAULO. ELE REAFIRMA O PROPÓPOSITO CONCILIATÓRIO E PROPÕE A REABERTURA DE NEGOCIAÇÕES.
JULHO.
2 E 3 - VASCONCELOS A MEU CONVITE VAI PARA SÃO PAULO. O CORONEL RABELO CONTINUA COM SUA ATITUDE INTRANSIGENTE QUERENDIO IR PARAS SÃO PAULO E PEDINDO REFORÇO DE TROPAS COMEÇA A QUEIXAR-SE E A DEBLATEAR CONTRA O GOVERNO.
4 A 6 - CONVERSO COM O CORONEL RABELO SOBRE A SUBSTITUIÇÃO DO COMANDO DA 2ª REGIÃO, SUA PROMOÇÃO A GENERAL E SUA NOMEAÇÃO PARA CHEFE DA CASA MILITAR.
7 - SOU INFORMADO QUE O GENERAL KLINGER ESTÁ EM ATITUDE DE REBELDIA HAVENDO MANDADO UM OFICIO AO MINISTRO DA GUERRA EM QUE SE RECUSA A RECONHECER SUA AUTORIDADE. O GENERAL GOIS ESTÁ EM CONVERSAÇÕES COM ELE PELO TELÉGRAFO PARA DISSUADI-LO DE SUA ATITUDE. A NOITE, CONVERSO COM O MINISTRO DA GUERRA E O GENERAL GOIS SOBRE VARIAS MEDIDAS A TOMAR SOBRE SÃO PAULO E PARANÁ.
8 - O GENERAL KLINGER MANTEM A ATITUDE DE REBELDIA. RECUSA-SE A ATENDER AS RAZÕES DO GENERAL GÓIS. O GENERAL JOHNSON SEGUIU PARA MATO GROSSO A CONFERENCIAR COM ELE, COM AUTORIZAÇÃO DO GOVERNO. ESTE DECIDE-SE TOMAR MEDIDAS MILITARES PARA REDUZIR O REBELDE. COMBINO MEDIDAS COM O MINISTRO DA GUERRA, O CHEFE DO ESTADO MAIOR, O COMANDANTE DA 1ª REGIÃO, O CHEFE DE POLICIA, OS MINISTROS DA MARINHA E FAZENDA E ALGUNS PRÓCERES REVOLUCIONARIOS.
9  - O MINISTRO DA GUERRA PROPÔS A DEMISSÃO E A REFORMA ADMINISTRATIVA DO GENERAL KLINGER QUE IMEDIATAMENTE ACEITA. O GENERAL KLINGER RENDEU-SE, PASSOU O COMANDO DA CIRCUNSCRIÇÃO. O GENERAL GOIS QUE DESENVOLVEU GRANDE ATIVIDADE NAS MEDIDAS MILITARES E ACONSELHANDO ELEMENTOS DE SÃO PAULO, EMPENHA-SE PARA QUE O GENERAL KLINGER NÃO SEJA REFORMADO ADMINISTRATIVAMENTE. POLITICOS EXALTADOS EM SÃO PAULO QUISERAM ADERIR AO GENERAL KLINGER. O COMANDANTE DA FORÇA PUBLICA VACILANTE OU MANCOMUNADO. NO RIO GRANDE CONSPIRA-SE. TUDO LEVA A CRER QUE SE KLINGER CONSEGUISSE APOIO DE MATO GROSSO E MARCHASSE EM DIREÇÃO A SÃO PAULO ENCONTRARIA GRANDE APOIO NESTE ESTADO. PARECE QUE A CRISE PASSOU. MUITO INFLUIU NA DEFINIÇÃO DOS ACONTECIMENTOS A ATITUDE DE LEALDADE E DECISÃO DE FLORES DA CUNHA.  
10 E 11 - IRROMPE O MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO EM SÃO PAULO. TODO O TEMPO ABSORVIDO NAS PROVIDENCIAS PARA COMBATÊ-LO. MOROSIDADES, CONFUSÕES, ATROPELOS, DEFICIENCIAS DE TODA ORDEM, FELONIA, TRAIÇÕES, INERCIA. ALGUMAS DEDICAÇÕES REVOLUCIONARIAS. UM ATO IMPRESSIONANTE A SOLIDARIEDADE DO RIO GRANDE ATRAVES DE FLORES DA CUNHA. A UNANIMIDADE DO NORTE, SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO DOS DEMAIS ESTADOS. NOMEAÇÃO DO GENERAL GOIS PARA COMANDANTE DA TROPA EXPEDICIONARIA. STOCK DE CARABINAS DO MATERIAL BELICO: APENAS 4700! OS AVIÕES DO EXERCITO QUE DEVIAM VOAR NÃO TEM BOMBAS!
12 E 13 - O STOCK NÃO É DE 4700, MAS DE 180 MIL. AINDA BEM. EM MINAS TRAIÇÃO DE BORBA TRAZIDO PRESO. EM SÃO PAULO, TRAIÇÃO DE VASCONCELOS, DE TODO O GOVERNO PAULISTA, INCLUSIVE A VELHA MUMIA QUE EXUMEI DO ESQUECIMENTO, O INTERVENTOR PEDRO DE TOLEDO. NOTA: O DIÁRIO DE GETÚLIO VARGAS PROSSEGUE ATÉ O ANO DE 1942
José Eduardo Cavalcanti
Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia Outros artigos de José Eduardo Cavalcanti
BIAJONE manda-me esta mensagem de LONDRES, onde se encontra:
PREZADISSIMO CEL VENTURA
Saudações londrinas! eis o email de GUILHERME, presidente do NC de SAO VICENTE e um dos nossos mais valorosos amigos na luta pela revolução de 32. Peço em meu nome especial consideração a situação por ele abaixo exarada no sentido de que ele já possui a medalha, mas não terá como recebê-la em solenidade no obelisco pelos motivos abaixo discriminados, assim sendo, solicito-vos que peça a MARINEI que encaminhe o diploma da Medalha CONSTITUCIONALISTA ao nosso bravo e dedicado colaborador, uma das rarefeitas esperanças entre a juventude de hoje que temos na luta pela preservação de nossa sociedade num momento onde tantos sócios nem mensalidade mais estão pagando.
Com relação a VIATURA para buscar o senhor e o CEL EDILBERTO para virem a ITAPETININGA no dia 10, tudo certo junto ao glorioso 22 BPM/I? Solicitei ao amigo CACHIOLI que venha convosco nesse dia que inesquecível será para ITAPETININGA como o dia 16 de junho foi para BURI.
Enorme abraço e no contato
BIAJONE
Julho 5, 2012

De: Guιlhєrмє Andreolli Corrêa
Assunto: RE: EFUSIVOS PARABENS DE BIAJONE
Para: "Jefferson Biajone"
Data: Quarta-feira, 4 de Julho de 2012, 15:20
Boa tarde Prof. Biajone,
Como vai?
Com relação a Medalha que me indicou para receber, a medalha CONSTITUCIONALISTA, gostaria de dizer que será impossível eu comparecer à São Paulo em 09 de julho.
Como estagiário, recebo 402,00, quantia essa que é insuficiente para uma série de coisas. Só com transporte Casa/faculdade/estágio gasto 200,00. Infelizmente não será possível participar do evento.
Abraços fraternos e vou lhe mantendo informado sobre a situação do Núcleo de São Vicente
Guilherme
Presidente do NC São Vicente

Srs Cmt: Oração ante a última trincheira (sugiro afixar nos celotex de toda a área durante o mês de Julho)
Felipe
From: Felipe
To: Czo 4ª Cia Adm ; SJ Barreiro 2º GP ; Silveiras 3º GP ; Lavrinhas 4º GP ; Queluz 1º GP ; Bananal BCSD Oliveira ; Bananal 1º Ten Vítor ; Bananal 3º Pelotão ; Areias 5º Gp/PM ; Arapeí 6º Gp/PM
Cc: Czo 4ª Cia SJD ; Czo 4ª Cia Serviço de Dia ; Czo 4ª Cia Pelotão ; Czo 4ª Cia P/4 ; Czo 4ª Cia CGP ; Czo 4 Cia Estatística ; Czo 4 Cia 2º Pel Juliana ; Czo 1º Ten Yuri ; Czo 1º Ten Araújo
Sent: Wednesday, July 04, 2012 11:39 PM
Subject: Oração ante a última trincheira (afixar nos celotex de toda a área durante o mês de Julho)
From: Felipe
To: Areias SgtPM Moshen ; Areias 5º Gp/PM
Sent: Wednesday, July 04, 2012 11:33 PM
Subject: Oração ante a última trincheira....para os eventos de Julho.
ORAÇÃO ANTE A ÚLTIMA TRINCHEIRA (Poesia  de Guilherme de Almeida)   Agora é o silêncio... É o silêncio que faz a última chamada... É o silêncio que responde: — "Presente!" Depois será a grande asa tutelar de São Paulo,asa que é dia, e noite, e sangue, e estrela, e mapa descendo petrificada sobre um sono que é vigília. E aqui ficareis Heróis-Mártires, plantados, firmes para sempre neste santificado torrão de chão paulista. Para receber-vos feriu-se ele da máxima de entre as únicas feridas na terra,que nunca se cicatrizam,porque delas uma imensa coisa emerge e se impõe que as eterniza. Só para o alicerce, a lavra, a sepultura e a trincheiras e tem o direito de ferir a terra. E mais legítima que a ferida do alicerce, que se eterniza na casa a dar teto para o amor, a família, a honra, a paz. Mais legítima que a ferida da lavra, que se eterniza na árvore a dar lenho para o leito, a mesa, o cabo da enxada, a coronha do fuzil. Mais legítima que a ferida da sepultura, que se eterniza no mármore a dar imagem para a saudade, o consolo, a benção, a inspiração. Mais legítima que essas feridas é a ferida da trincheira, que se eterniza na Pátria a dar a pura razão de ser da casa, da árvore e do mármore. Este cavado trapo de terra, corpo místico de São Paulo, em que ora existis consubstanciados, mais que corte de alicerce, sulco de lavra,cova de sepultura,é rasgão de trincheira. E esta perene que povoais é a nossa última trincheira. Esta é a trincheira que não se rendeu: a que deu à terra o seu suor,a que deu à terra a sua lágrima,a que deu à terra o seu sangue! Esta é a trincheira que não se rendeu: a que é nossa bandeira gravada no chão, pelo branco do nosso Ideal,pelo negro do nosso Luto,pelo vermelho do nosso Coração. Esta é a trincheira que não se rendeu: a que atenta nos vigia, a que invicta nos defende, a que eterna nos glorifica! Esta é a trincheira que não se rendeu: a que não transigiu, a que não esqueceu, a que não perdoou! Esta é a trincheira que não se rendeu: aqui a vossa presença, que é relíquia, transfigura e consagra num altar para o vôo até Deus da nossa fé! E pois, ante este altar,alma de joelho à vós rogamos: — Soldados santos de 32,sem armas em vossos ombros,velai por nós!; sem balas na cartucheira,velai por nós!; sem pão em vosso bornal,velai por nós!; sem água em vosso cantil,velai por nós!; sem galões de ouro no braço,velai por nós!; sem medalhas sobre o cáqui,velai por nós!; sem mancha no pensamento,velai por nós!;sem medo no coração,velai por nós!;sem sangue já pelas veias,velai por nós!; sem lágrimas ainda nos olhos,velai por nós!; sem sopro mais entre os lábios,velai por nós!; sem nada a não ser vós mesmos,velai por nós!; sem nada senão São Paulo,velai por nós!

BRAVO CAP PM FELIPE PRESIDENTE NC CRUZEIRO
Prof.JBiajone biajone@yahoo.com
para nerivani, mim, e.jtisiani, guilherme.slash, mmdc.32, markus.runk, camilagiudice
CARISSIMO CAP PM FELIPE
saudacoes do prof. BIAJONE, vosso amigo e orientador a distancia nos procedimentos de ACAO do NC CRUZEIRO o qual vossa pessoa vem para assumir com energia, garra e vibração, qualidades intrínsecas do tipo de combatente que necessitamos em nossa rede de NCs para o cumprimento de nossa missão junto a Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC qual seja: RESGATAR a historia, PRODUZIR informações e DIVULGAR conhecimento.
Assim sendo, para que vossa condição de PRESIDENTE do NC de CRUZEIRO seja efetivada, necessito que me envie por email os seguintes itens
01 FOTO DIGITALIZADA (fardado e por favor de fundo branco ou sem nada no mesmo)
01 TEXTO BIOGRAFICO (siga como modelo o que foi feito abaixo neste link:)
http://mmdc.itapetininga.com.br/anderson.htm
Assim que receber a ambos, removerei o CAP PM ANDERSON da condicao de presidente do NC CRUZEIRO constante no portal do NC de ITAPETININGA e vou inserir o vosso perfil e assim concretizar a vossa assunção a esse espinhoso porém empolgante e importantíssimo cargo junto a nossa Sociedade. O senhor recebera ainda diploma de PESQUISADOR ASSOCIADO HONORARIO do NC de ITAPETININGA, honraria que todo presidente de NC tem direito a receber, gratuita e mui merecidamente.
Outrossim, não esqueçamos CAP PM FELIPE que somos a ponta da lança, a linha de frente, a tropa de elite de nossa sociedade cujos muitos de seus membros encontram-se apáticos, anímicos e sob uma sombra de pusilanimidade que nem mensalidade estão mais pagando. Verdadeiramente uma VERGONHA e ainda mais se tratando dos 80 anos de nossa inolvidável revolução!
Meu enorme abraço e participo-lhe os meus mais efusivos parabéns por estar antenado nas comemorações dos 80 anos de nossa impávida revolução junto as autoridades de CRUZEIRO. Conte comigo e com o nosso bravo EGYDIO cujos trabalhos pela nossa causa estão acima de qualquer elogio.
Em frente CAP PM FELIPE! Ainda quero ouvir muito de suas realizacoes e saber que em CRUZEIRO nossa frente de combate nao caira ante a sanha de nossos inimigos, entre eles o DESCREDITO, a MEDIOCRIDADE, o OPORTUNISMO e o feroz ESQUECIMENTO.
Enorme abraco do amigo e companheiro de lutas
BIAJONE
Julho 4, 2012

Constitucionalista: 80 anos da Revolução de 1932
Horário: 09 às 18h | Local: Corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados
A exposição Constitucionalista: 80 anos  da Revolução de 1932 mostra a relação daquele episódio com a história da Câmara dos Deputados. Apesar de ter sido uma guerra que dizimou cerca de 800 brasileiros, deixou um legado para a história parlamentar brasileira. A vitória de Getúlio Vargas não impediu o fortalecimento da luta pelo retorno da ordem democrática. Em 1933 foram realizadas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, fato que marcou a reabertura do Poder Legislativo. São imagens, documentos históricos originais e objetos museológicos edidos pelo Museu dos Veteranos de 32, pelo Museu da Imagem e do Som MIS) e pelo Museu Casa Guilherme de Almeida, todos de São Paulo, e também pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados. O material expõe aspectos ignorados pela história oficial, como a participação de mulheres de diversos segmentos sociais, negros, índios e crianças que se mobilizaram em diferentes frentes pelo ideário da revolução. A exposição toma como referência dois lugares que marcaram a memória da cidade de São Paulo durante a revolução, as avenidas 23 de Maio e a 9 de Julho. A primeira avenida leva o nome em alusão ao dia da morte dos quatro estudantes que se tornaram heróis e símbolos do movimento revolucionário e que deram origem à sigla do movimento – MMDC (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo). E a segunda, 9 de Julho, refere-se à data do início da guerra propriamente dita, e que hoje, é considerada feriado estadual em comemoração ao Dia do Soldado Constitucionalista.
dia a dia 04/07/2012 21:08 Homem que esfaqueou colegas permanece preso
Ele atingiu duas pessoas no local de trabalho e responderá por tentativa de homicídio DANIELA PENHA/ COLABORAÇÃO: Erisvaldo José dos Santos, 28, que esfaqueou sete colegas de trabalho nesta terça-feira (3), foi encaminhado para o CDP de Bauru, de onde será transferido para a Penitenciária de Pirajuí. Ele responderá por tentativa de homicídio. Duas das pessoas esfaqueadas, Antônio Vieira da Silva, 34, e Emerson Luiz da Silva, 47, tiveram ferimentos graves. Emerson sofreu uma perfuração no pulmão e está internado em estado regular na UTI do Hospital de Base. Antônio foi atingido nas costas e precisou passar por uma cirurgia. Ele ficou até a tarde desta quarta-feira (4) internado na UTI do Hospital de Base e foi transferido para o quarto. As demais vítimas foram socorridas no Pronto Socorro Central e liberadas.
Funcionários da empresa de construção onde o homem trabalhava, que fica na avenida Nações Norte, Distrito Industrial 3, contaram que ele era uma pessoa tranquila e nunca tinha causado problemas. Por isso o grande susto dos funcionários quando, por volta das 17h, Erisvaldo tirou uma faca de dentro do casaco e começou a esfaquear os colegas. Um funcionário que estava no local relatou que Erisvaldo corria de um lado para o outro, golpeando quem aparecesse pela frente. Após os golpes, ele pulou o muro da empresa, correu em direção a um matagal e tentou se enforcar em uma árvore com a própria camiseta, mas foi impedido por funcionários. Na tarde desta quarta-feira (4), ele foi conduzido ao Plantão Policial, de onde saiu na manhã desta quinta-feira (5) rumo ao CDP. O homem é de Sergipe e está há cinco meses em Bauru. Há dois, trabalhava na empresa. Ao BOM DIA ele afirmou que não sabia o porquê de sua atitude: “Eu tava nervoso o dia todo. Fiz uma besteira grande”. Disse ainda que isso já tinha acontecido antes.
4 DE JULHO DE 2013      :     -    QUINTA-FEIRA
Pela manhã, vou até ao CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA – ESCOLA – CIEE, situado à Rua TABAPUÃ, 540, no ITAIM BIBI. Encontramos no local o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, MARGARIDA LIMA, os filhos de HERNÂNI DONATO, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, o ex-governador LAUDO NATEL, THELL DE MORAES e muitos outros amigos. Vamos assistir a um magnífico Seminário sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, em homenagem ao historiador e acadêmico HERNÂNI DONATO.
Antes do evento participamos do café da manhã e recebemos o material informativo sobre o evento.
Às 9 horas, Abertura Solene com o HINO NACIONAL BRASILEIRO, entoado pelo MADRIGAL SEMPRE EN CANTO, sob a regência da Maestrina REGINA KINJO. O MADRIGAL apresenta outras musicas em seguida.
Pronunciamento do acadêmico RUY MARTINS ALTENFELDER SILVA, presidente do Conselho de Administração do CIEE e Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS JURÍDICAS – APLJ.
Segue-se o pronunciamento do acadêmico LUIZ GONZAGA BERTELLI, presidente da ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA – APH e presidente executivo do CIEE, sobre: A contribuição da Revolução de 32 para a democratização do país.
Por volta das 10 horas acontece o pronunciamento do CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE ARRUDA, membro da ACADEMIA CRISTÃ DE LETRAS – ACL, sobre: A contribuição da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO para a Revolução de 32.
DOUTOR ROGÉRIO AMATO, presidente da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO – ACSP, faz o último pronunciamento da manhã, falando sobre a Contribuição do Empresariado Paulista para a Revolução de 32.
Terminado os pronunciamentos, há a entrega da MEDALHA DO MÉRITO HERNÂNI DONATO às personalidades que contribuem para a perpetuação dos ideais da REVOLUÇÃO DE 32.
A coordenação desse evento é do acadêmico LUIZ GONZAGA BERTELLI, presidente da ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA – APH e presidente executivo do CIEE.
Foi uma manhã histórica. Conversamos com muita gente no CIEE e a professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM vai me deixar no metrô da BRIGADEIRO LUÍS ANTÔNIO. O THELL DE MORAES me acompanha e vem até a Sociedade.
MARINEI está com muito serviço. Além de tudo que ela tem para fazer com relação ao 9 de Julho, que é muita coisa, há os desvios causados por pessoas que não resolvem problemas da Sociedade e atrapalham muito exigindo da nossa funcionária coisas que deveriam fazer. Esse é o grande problema do MMDC: nessa época do ano há interessados em participar das festividades, mas pouco fizeram, ou nada fizeram, para com a Sociedade a que pertencem. São pedidos de autorização para estacionamento no Parque do Ibirapuera no 9 de Julho, até de pessoas que não são nossas associadas. Outras querem lugar nos palanques, mas nada fizeram para com a organização. Fora os que querem aparecer na cerimônia, sem dar a mínima para a Sociedade durante todo o ano.
Repórteres de canais de televisão, jornais, rádio, procuram-nos para saber detalhes do 9 de Julho, quase todos procurando saber sobre as obras do Monumento Mausoléu. Foi uma tarde brava. Saio cansado do MMDC e durante a viagem de retorno para GUARULHOS procuro descansar.

Dois vídeos, sem som, postados no YOU TUBE, mostram policiais militares chutando e dando golpes de cassetetes em pessoas caídas no chão. Segundo os responsáveis pelas postagens e comentários no site, os PMs agrediram manifestantes que protestavam na noite da última segunda-feira, dia 3 de julho, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABCDO. Nas imagens, gravadas por duas câmeras de segurança apontadas para uma mesma rua, um grupo de pessoas é encurralado por policiais que também lançam bombas de gás, que seriam lacrimogêneo. Uma pessoa, que seria uma mulher, aparece sendo detida depois de apanhar muito. A Polícia Militar informou em nota que instaurou inquérito para tentar identificar os policiais que aparecem nas imagens. A PM informou ainda que os responsáveis serão processados e poderão ser demitidos. O comando da PM lamentou a ação.

O comerciante RODRIGO DA ROCHA SILVA, de 19 anos, foi assassinado ontem à noite por assaltantes que invadiram o seu bazar na Avenida ROCHEDO DE MINAS, no PARQUE VIVIANE, periferia de ITAQUAQUECETUBA. O jovem, que mantinha o comércio havia pouco mais de um ano e fazia planos de se casar em breve, foi baleado ao proteger a namorada, que foi ameaçada pelos bandidos. Depois de RODRIGO ser baleado, os ladrões fugiram, mas foram perseguidos por moradores do bairro e dois deles também foram baleados. A polícia ainda não sabe quem atirou nos dois criminosos, que permanecem internados no Pronto Socorro do Hospital SANTA MARCELINA, para onde também foi levado RODRIGO. Um terceiro suspeito de participação no crime foi preso. Identificado como PAULO CÉSAR DE PAIVA, ele confessou que ajudaria na fuga. Ele estava em um carro, que também tinha marca de tiros. Ainda dois dos três ladrões estavam armados.

A presidente DILMA ROUSSEFF vai pagar seu segundo mico após anunciar um pacote de medidas e intenções como resposta para as manifestações populares espalhadas pelas ruas de todo o BRASIL. Depois de desistir da idéia de uma Constituinte especifica para discutir uma reforma política, o desejo de um plebiscito ainda neste ano, também com temas ligados à reforma política, vai ficar, na verdade, para o ano que vem.
Após reunião hoje com líderes da base aliada do governo na Câmara, o vice-presidente MICHEL TEMER, disse que a base aliada considerou que não há tempo hábil para que o plebiscito seja realizado neste ano. A conclusão é que a consulta popular deverá acontecer apenas no segundo turno das eleições de 2014. “Embora fosse desejável, temporalmente é impossível. O TSE muito adequadamente fixou um prazo de 70 dias, a partir de quando os temas forem apresentados aos tribunal. Imagina se isso durar três semanas, com mais 70 dias já chegamos ao mês de outubro. E, partir daí, já entra o princípio da anualidade. Não é possível aplicar em 2014”, disse TEMER durante a manhã.
À tarde, em nota oficial, o vice-presidente tentou amenizar o peso de suas declarações. “A minha declaração sobre a realização do plebiscito da reforma política relatou a opinião de alguns líderes da base governista na Câmara, em função dos prazos indicados pelo TSE para a consulta popular. Reafirmo que o governo mantém a posição de que o ideal é a realização do plebiscito em data que altere o sistema político-eleitoral já nas eleições de 2014”, falou TEMER por nota.

Enquanto ADLY MANSUR era empossado como presidente interino do EGITO e prometia não excluir os islamistas do processo de reconstrução do país, o Exército continuava sua caça a membros da IRMANDANDE MUÇULMANA. O líder máximo do partido, MOHAMED BADIE, foi preso durante a madrugada. Em resposta, a IRMANDADE convocou uma mobilização de repúdio ao golpe para amanhã.

Um porta-voz da Presidência da ÁFRICA DO SUL desmentiu hoje que NELSON MANDELA esteja em estado vegetativo permanente, de acordo com o “WALL STREET JOURNAL”, MAC MAHARAJ, assessor de JABOB ZUMA, assegurou ao jornal que o líder antiapartheid claramente não está em tal condição, mas permanece em estado crítico, porém estável. Mais cedo, a agência AFP afirmou que a família do ex-presidente cogitava desligar os aparelhos que o mantém vivo, citando um documento judicial de 26 de junho. “Ele está em um estado vegetativo permanente e respira por aparelhos. A expectativa de uma morte iminente está baseada em motivos reais e graves”, escreveram 15 membros da família, incluindo sua esposa, GRAÇA MACHEL, e sua filha mais velha, MAKAZIWE. “Os médicos aconselham a família MANDELA a desligar os aparelhos que o mantém vivo”, acrescenta o documento, no qual os parentes solicitam a exumação dos corpos dos três filhos do ex-presidente.
Os documentos divulgados pela AFP aparentam ser parte de ações judiciais movidas na Alta Corte Ocidental do CABO, que ordenou que restos mortais de três filhos de MANDELA sejam reenterrados em QUNU, seu jazigo original. Nos papéis divulgados, MAKAZIWE descreveu o estado de saúde do pai como “em risco” e afirmou que ele sobrevivia com a ajuda de um respirador.             

2 014      :     -   SEXTA-FEIRA
DIÁRIO DE SÃO PAULO – (JORGE NICOLA, JOSÉ EDUARDO MARTINS e LUCAS BETTINE)
A COPA DO MUNDO se despede hoje de um de seus craques. Depois do duelo entre BRASIL e COLÔMBIA, a partir das 17 horas, no CASTELÃO, somente NEYMAR ou JAMES RODRÍGUEZ seguirá com chance de levantar a taça no próximo dia 13. E o bom futebol não é a única coisa que aproxima os rivais. Ambos têm 22 anos, vestem a camisa 10 de seus países, são os artilheiros....JAMES, que atua como meia e defende o MÔNACO, da FRANÇA, é o principal goleador do MUNDIAL, com cinco gols – o brasileiro do BARCELONA aparece logo atrás, com quatro.
Há um equilíbrio entre as estrelas nos números. Se JAMES soma mais gols, NEYMAR supera o rival nos dribles. O colombiano tem mais assistências, porém o brasileiro esteve mais tempo em campo. O número de finalizações  é absolutamente igual: 15 para cada lado.
Apesar de estrearem em MUNDIAIS, os garotos são tão vitais que escutam com frequência as expressões “NEYMAR dependência” e “JAMES dependência”.
“Qualquer seleção do mundo gostaria de contar com esses dois jogadores, então é natural que os demais os procurem em campo”, explica FELIPÃO, técnico do BRASIL. “Só não faremos marcação especial no JAMES, até porque praticamente ninguém fez algo do gênero nesta COPA”.
Além da classificação para as semifinais, a vitória hoje vale, para NEYMAR ou JAMES, como chance de despachar um rival direto na briga pela artilharia e pelo prêmio de melhor da COPA DO MUNDO.
O confronto sul-americano, inédito na história dos MUNDIAIS, também pode manchar os currículos dos dois treinadores: FELIPÃO nunca perdeu uma partida de COPA à frente da seleção brasileira, enquanto JOSÉ PEKERMAN segue invicto no torneio.
O brasileiro soma 11 jogos sem derrota – ele só caiu quando comandou PORTUGAL, em 2006. Já PEKERMAN totaliza nove partidas somente com vitórias ou empates – antes dos quatro triunfos com os colombianos, havia vencido três e empatado duas com a ARGENTINA, em 2006.
Por falar nos treinadores, ambos adotaram o mistério na preparação para o jogo. FELIPÃO fechou parte do treino de ontem, no Estádio PRESIDENTE VARGAS, e não confirmou a entrada de PAULINHO na vaga do suspenso LUIZ GUSTAVO. Já PEKERMAN só fez atividades fechadas em FORTALEZA, embora deva manter a escalação que bateu o URUGUAI.
“Nessa hora, vale tudo. Até porque, se perder, voltamos para casa e acaba o sonho do título”, alerta o capitão THIAGO SILVA.

Nesta manhã atualizo o dia 4 de julho e faço uma “viagem” pelas páginas de minhas memórias com relação ao Movimento Constitucionalista de 1932. Estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC desde 17 de maio de 1996 e nesses dezoito anos fizemos muitas coisas. Assim é que o histórico da Sociedade está dividido em três partes distintas: a primeira conta sobre a fundação da Entidade e vai até 7 de julho de 2005, quando então assume GINO STRUFFALDI a presidência e começa uma fase diferente da Instituição. A terceira parte, iniciada em 7 de julho de 2011, conta os acontecimentos já na época em que assumi a presidência da Sociedade. Hoje, durante a atualização de 4 de julho, coloco no histórico da mesma, vários fatos que aconteceram de 2001 em diante.
Recebo um telefonema da coordenadora do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, EDIMARA DE LIMA. Ontem ela conversou com o vereador ANTÔNIO GOULART e contou as dificuldades da sede do MMDC, com o prédio em péssimas condições, com a crônica infiltração de águas pluviais. Ele prometeu ajudar. Digo a EDIMARA o que está acontecendo atualmente, inclusive citando a visita de ontem do Subprefeito da SÉ, ALCIDES AMAZONAS. É, atualmente, a prioridade zero a reforma do prédio.      
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,ingressos-em-nome-de-filho-do-vice-presidente-da-fifa-sao-encontrados-com-cambistas,1523487

Diário Oficial publica a promoção ao posto de CORONEL PM e transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM DJALMA DE LIMA SANTOS, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). Nasceu no dia 14 de fevereiro de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1983. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1985. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1986) e 1º TENENTE (24 de maio de 1989).

Foi uma guerra, como se previa. Foi dura e suada, a exemplo de tantas outras travadas dentro e fora de campo. A FRANÇA lutou o quanto pôde, mas não conseguiu triunfar. Desta vez, perdeu a BATALHA DO MARACANÃ para a ALEMANHA e acabou eliminada da COPA DO MUNDO do BRASIL.
Liderada por HUMMELS, especialista no ataque aéreo, a ALEMANHA venceu por 1 a 0, hoje, sob o sol escaldante do RIO, e chegou à sua quarta semifinal de MUNDIAL seguida – atingindo a marca de 13 nesta fase – quando pega o BRASIL.
O zagueiro, eleito pela FIFA o melhor jogador em campo, fez o gol da vitória aos 32 minutos do primeiro tempo, confirmando sua eficiência ofensiva. Nesta COPA DO MUNDO, ele soma apenas duas finalizações e marcou dois gols – fez um contra PORTUGAL, na primeira fase.
Toda guerra tem seus heróis e hoje não poderia ser diferente. O zagueiro do BORUSSIA DORTMUND foi um dos sete jogadores alemães que ficaram gripados no BRASIL. Porém, seu caso foi mais sério: com febre, precisou de atendimento médico e ficou fora das oitavas, conta a ARGÉLIA.
No retorno, contra a FRANÇA, triunfou não apenas ao subir muito mais do que VARANE, em cobrança de falta de TONY KROOS, mas também nas antecipações, nas divididas e nas bolas aéreas defensivas. Ao seu lado, brilhou também NEUER. O pouco que passou por HUMMELS acabou parando no goleirão.
A ALEMANHA, que já tem sua força no toque de bola trazido do BAYERN DE MUNIQUE, foi muito pressionada pela FRANÇA até o final. Para se ter uma ideia, os BLEUS finalizaram 13 vezes, nove no gol, contra oito dos alemães (seis no rumo certo).
Depois de 90 minutos, a FRANÇA não tem do que envergonhar. Ao contrário do que aconteceu em 1940, quando seu exército se rendeu após a invasão nazista a PARIS, esse time lutou até a morte. Já a ALEMANHA, que venceu os últimos três duelos em COPAS contra os franceses, estão celebrando. (LUCIANO RIBEIRO, RIO DE JANEIRO, para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO) 

A COLÔMBIA joga o futebol mais bonito desta edição da COPA DO MUNDO, JAMES RODRÍGUEZ é o grande craque da competição, o BRASIL entra como azarão na partida e blá-blá-blá. Tudo isso pode até ter uma ponta de verdade, mas COPA é COPA e, na hora em que a coisa aperta, só os mais fortes sobrevivem.
Apoiado sobre os “NEYMARES” da zaga verde e amarela, THIAGO SILVA e DAVID LUIZ, a seleção brasileira bateu os colombianos, hoje, por 2 a 1, em FORTALEZA, e avançou à semifinal do MUNDIAL. No próximo dia 8, em BELO HORIZONTE, será a vez de encarar a ALEMANHA.
Ninguém foi tanto do céu ao inferno neste MUNDIAL quanto THIAGO SILVA. O camisa 3 passou de melhor zagueiro do mundo a capitão chorão. De joelhos, aos seis minutos, voltou ao céu. Ou melhor, de joelho esquerdo. Após escanteio de NEYMAR, THIAGO desviou para o gol.
E não foi só esse lance. Ele e DAVID LUIZ foram verdadeiros gigantes na zaga. Assim como FERNANDINHO no meio de campo, anulando JAMES RODRÍGUEZ. O camisa 10 colombiano foi só aparecer no segundo tempo, quando derrubou HULK – poucos minutos depois de um gol anulado de YEPES, por impedimento. Melhor para DAVID, que, de longe, acertou o ângulo. Golaço do carismático zagueiro – o segundo dele pela seleção brasileira, ambos na COPA – para a explosão de alegria da torcida: 2 a 0 e uma certa tranquilidade no placar.
O problema é que tranquilidade demais atrapalha. Na melhor chance que teve, talvez a única, JAMES RODRÍGUEZ deixou BACCA livre. JÚLIO CÉSAR o derrubou. Pênalti. O craque colombiano não perdoou e diminuiu, aos 35.
O que poderia ter sido mais fácil se tornou complicação. Foram dez minutos de nervosismo, bola para o mato, chute para o alto, superação, HENRIQUE no lugar de NEYMAR – que saiu chorando, de maca, e está fora da COPA.
Mas a melhor zaga do planeta fez justiça ao posto. É verdade que THIAGO SILVA levou o amarelo e está fora da semi, mas ambos fecharam a meta de JÚLIO CÉSAR. Não teve JAMES RODRÍGUEZ ou CUADRADO que a superasse. Para a COLÔMBIA, não deu. Que venha a ALEMANHA! (JORGE NICOLA/FORTALEZA – JOSÉ EDUARDO MARTINS/FORTALEZA – LUCAS BETTINE/FORTALEZA – para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).
BRASIL: JÚLIO CÉSAR, MAICON, THIAGO SILVA, DAVID LUIZ, MARCELO, FERNANDINHO, PAULINHO (HERNANES), OSCAR, HULK (RAMIRES), FRED, NEYMAR (HENRIQUE).

A seleção brasileira perde hoje seu principal jogador. Após ser vítima de uma entrada criminosa do lateral-direito ZUÑIGA, NEYMAR sofreu uma fratura na terceira vértebra da coluna e não vai se recuperar a tempo de disputar a sequencia da competição.
O lance aconteceu aos 41 minutos do segundo tempo e o colombiano nem sequer levou cartão amarelo. O craque foi atendido ainda no gramado do CASTELÃO e, logo em seguida, levado direto para o Hospital SÃO CARLOS, em FORTALEZA.
A entrada foi tão forte que o camisa 10 seguiu chorando até o hospital. Devido à dor intensa, foi complicado realizar os exames de imagem, que constataram a fratura, conforme explicou um dos médicos da delegação, RODRIGO LASMAR. “NEYMAR está fora da COPA. O exame de tomografia que foi feito mostrou fratura no processo transverso no nível da terceira vértebra. Não precisa de tratamento cirúrgico, mas precisa de imobilização para controle da dor. Ele não vai ter condição de jogar”, explicou o médico da seleção.
“Uma semana não vai ser suficiente. Mas a consolidação da lesão costuma ser boa. São semanas com a cinta para passar a dor. Dependendo do que vier, se tiver mais coisa, ele vai conosco no avião e, a partir daí, tomaremos as decisões”, acrescentou o médico.
Após passar por exames em FORTALEZA, NEYMAR seguiu junto com a delegação da seleção brasileira para TERESÓPOLIS, no RIO DE JANEIRO.
A violência da falta deixou FELIPÃO revoltado. O técnico brasileiro não mediu palavras para criticar a perseguição ao craque tanto no jogo de hoje como nos outros confrontos do BRASIL na COPA.
“Todo mundo sabia que o NEYMAR seria caçado nesta COPA. Mas ninguém acha que isso é verdade. Só os jogadores da ALEMANHA e dos outros times são caçados”, protestou o treinador, em tom irônico.
“E aí eu pergunto: nem cartão amarelo para o colombiano? O THIAGO vai passando diante do goleiro e é punido”, questionou o comandante brasileiro, sobre a falta de critério da arbitragem.
MAICON também foi duro ao criticar a pancada em NEYMAR. “É um absurdo! Era melhor que tivesse levado uma mordida”, falou, em clara referência ao lance do uruguaio SUÁREZ no italiano CHIELLINI, pela fase de grupos. “Só apanha! Joelhada criminosa”, emendou o lateral-direito. Zagueiro e capitão da seleção, THIAGO SILVA também condenou a ação de ZUÑIGA.
“Eu sou zagueiro, seis que não se marca ninguém assim. Não tem como passar o joelho pelo meio e roubar a bola”, criticou.

Se a mordida no italiano CHIELLINI custou nove jogos de suspensão ao uruguaio LUÍS SUÁREZ, não se espera uma punição menos severa pra o colombiano ZUÑIGA, que, de maneira criminosa, tirou da COPA DO MUNDO um de seus astros.
O lance é emblemático da miopia que insiste em predominar na arbitragem. O defensor não visou a bola. Ao contrário, teve a única intenção de ferir o adversário com uma joelhada pelas costas, covarde. Mesmo assim, o juiz espanhol CARLOS VELASCO nem sequer mostrou cartão amarelo para ZUÑIGA – que, diga-se de passagem, também não demonstrou arrependimento algum após acertar NEYMAR. Que ele receba uma pena do tamanho do crime que cometeu.   

Bola na trave - FERNANDO GABEIRA
O ESTADO DE S.PAULO - 04/07

A Copa do Mundo vai bem, dentro e fora dos estádios. Algumas previsões pessimistas, as minhas incluídas, baseadas em alguma evidências, não se confirmaram. Nesse sentido, Dilma tem razão em afirmar que a Copa, ao menos até agora, desmentiu os pessimistas. Mas enquanto o clima no País é de grande unidade, teoricamente favorável a falar dos anseios nacionais, Dilma aposta na fragmentação. Os dirigentes do PT iniciaram o discurso e ela o prolonga com verbos que me deixam perplexo.
Outro dia declarou que ninguém iria vergá-la. Na estrada nem sempre posso acompanhar tudo. Sinceramente, não conheço ninguém que queira vergar a presidente da República. Repassei os principais acontecimentos e não vi na oposição nada parecido com a ideia de vergar Dilma. Um verbo desse tipo é mais adequado, talvez, para relações hierárquicas ou na indústria de construção. Numa atmosfera democrática ninguém verga ninguém.
Um dirigente do PT lançou uma nota acusando nove jornalistas de disseminarem o ódio. Os textos desses jornalistas são públicos e o que há em comum entre eles é uma visão crítica do governo. A organização Repórteres sem Fronteiras protestou contra essa nota do dirigente do PT. E a reação dos parlamentares petistas foi afirmar que a Repórteres sem Fronteiras não deveria intrometer-se em assuntos internos do Brasil. Na verdade, eles estão propondo uma revolução que transformará a entidade em Repórteres com Fronteiras.
Os cubanos também pensam assim. Na leva de 70 intelectuais presos em 2004 havia muitos repórteres que cruzavam a ilha de bicicleta em busca de notícias. Acompanhei a trajetória de Raúl Rivero, poeta e escritor que dirigia a Cuba Press. Foi acusado daquelas coisas de sempre: ligações com o imperialismo, etc. Tive a oportunidade de escrever uma pequena introdução à edição em português do seu livro Provas de Contato. Rivero é um homem que ama Cuba e seu povo, no entanto, teve de se exilar na Espanha.
Não se trata de comparar a situação brasileira com a cubana. Mas de ter a noção de que esse desejo de controle da informação é típico de governos autoritários. Quem o conhece minimamente, como a Repórteres sem Fronteiras, se assusta e protesta ao ver a semente ser plantada.
Como explicar a reação do PT diante de um quadro que poderia favorecê-lo, uma vez que grande parte dos problemas previstos não ocorreu, ou bateu na trave? Isso não significa que não tenha havido problemas. Mas pesquisas com estrangeiros revelam um nível de satisfação e de críticas muito parecido com o dos turistas que nos visitam em épocas mais calmas.
Essa perda de contato com o momento da sociedade e a fixação numa áspera rivalidade política mostram também uma falta de horizonte que lembra o slogan dos punks em Berlim: "No future". Claro que os petistas não concordam com essa análise. O horizonte, para muitos deles, é aprofundar o controle e levar adiante os grandes destroços do socialismo, uma espécie de Titanic que no século 20 nos deixou, os sobreviventes, agarrados a precárias balsas no oceano da História.
Controlar o Parlamento não basta. Ter maioria no STF, também não basta. O discurso do ódio visa a transformar a campanha eleitoral em pancadaria e manter a imprensa sob a permanente ameaça de controle.
Mas o discurso do ódio vai bater na trave. No momento em que escrevo o Brasil avançou para as quartas de final na Copa. O País mostrou-se hospitaleiro e despendeu enorme energia estimulando a seleção de futebol. Um vínculo nos uniu de ponta a ponta.
A tragédia é que a política se mostra incapaz de mobilizar parte dessa energia, achar novos vínculos nacionais em torno de grandes temas, como o combate à pobreza e à corrupção, a racionalização da imensa máquina que trava o País. Enfim, algumas Copas em que estamos lutando ainda pela classificação. Com otimismo de torcedor, ainda espero que este Mundial tenha reflexos na política e se aproveite o momento especial para discutir o futuro do Brasil. Por enquanto, com essa de vergar ou não vergar estacionamos na construção civil.
Sei que não é conveniente lembrar isto em período de festa, mas as contas do governo federal em maio foram as piores da História. Coligações e convenções desenrolaram-se no período e passaram quase em branco. Sorte delas. Não foi um bom espetáculo, sobretudo o das coligações. Pornopolítica, bacanal, foram chamadas de tudo e, apesar do apelo erótico, ninguém se interessou por elas.
Atacante do "pior time do mundo", o Íbis Sport Club, Mauro Shampoo disse-me numa entrevista: "O único título que ganhei na minha carreira é o de eleitor. O que fazer com ele?" Muita gente faz a mesma pergunta nas ruas. Não na expectativa de ouvir a sugestão de uma outra candidatura, mas apenas como pretexto para se lamentar, como se a esfera da política fosse algo fora de controle, marchando para um não acontecimento, sintetizado no "tudo dá no mesmo".
A sociedade quer mudanças, seria importante definir as principais e transformá-las num grande debate nacional.
Ainda faltam alguns jogos para o fim da Copa. Mas quando soar o apito final começa a contar o tempo para encarar este momento que a sociedade brasileira vive, empolgada com sua seleção, mas sem encontrar no universo da política outros motivos de orgulho de ser brasileiro. E com muito amor, porque o ódio não se encaixa na canção.
A Copa do Mundo trouxe tantas surpresas dentro de campo que o sentido do inesperado prevaleceu em muitas partidas, mostrando que no gramado tudo pode acontecer. Essa imprevisibilidade do futebol transplantada para nossa vida nacional é o que ainda alimenta a esperança de este país mudar.
Nota do autor: Este artigo foi escrito antes da queda do viaduto na zona norte de Belo Horizonte, cidade por onde passei no dia da queda, mas tarde para incluí-la. Isso constará do balanço da segunda fase da Copa

A vitória do Brasil sobre a Colômbia saiu caríssima. Simplesmente perdemos Neymar, o único jogador diferenciado do Brasil. Neymar foi vítima de uma entrada criminosa de Zuñiga, aos 40′ do segundo tempo. Sequer foi punido com cartão amarelo. A Fifa, que tratou Luis Suárez com tanta severidade, vai fazer alguma coisa? Veremos.
Quanto ao jogo, acho que o Brasil mostrou seu melhor futebol da Copa durante o primeiro tempo. Merecia sair com o placar mais dilatado que o 1 a 0 conquistado com gol de Thiago Silva, na cobrança de um escanteio. Foi bom para o ego do jogador, cuja liderança havia sido colocada em dúvida por causa do choro sentado na bola antes da cobrança dos pênaltis no jogo contra o Chile.
No segundo ampliamos com extraordinária cobrança de falta por David Luiz, mas o Brasil acabou aceitando a pressão dos colombianos, tomou o primeiro gol e passou aperto no final. O time ainda apresenta fases instáveis ao longo da partida. Mas jogou com raça, determinação e parece consolidado como uma equipe unida. Isso conta. O que não se esperava era essa contusão de Neymar. Tudo ficou mais complicado agora.
Ainda mais se pensarmos no jogo da Alemanha contra a França. Ora, foi apenas 1 a 0, mas o placar é meio enganoso. A Alemanha marcou cedo e administrou o jogo com frieza exemplar. A França parecia meio anestesiada, mas era a marcação perfeita que não a deixava respirar. Quase no final, teve uma chance com Benzema, defendida pelo ótimo goleiro Neuer.
Enfim, vai ser um sufoco na terça-feira. Mais um, mas agora contra um cachorro grande, com três títulos mundiais no currículo e uma equipe que joga por música. E que sabe administrar um resultado como nenhuma outra.
Daqui para a frente será só no sofrimento e na raça. Se o Brasil jogar com o coração, ainda poderá aspirar a alguma coisa. Senão…
Agora, é profundamente lamentável  que a violência tenha alijado da Copa um dos seus grandes craques. Insisto: estou esperando que a tão rigorosa Fifa faça alguma coisa, ou pelo menos diga algo. Até agora não ouvi nada. E esse silêncio é ensurdecedor.

Nesta noite faço um contato telefônico com meu companheiro da Escola de Oficiais, CORONEL PM ALBINO CARLOS PAZELLI, que está completando 73 anos de idade. No ano passado sofreu um ACV que o deixou mais de 40 dias em estado de coma. Encontra-se recuperando em sua residência, já concatenando muito bem suas ideias e fazendo fisioterapia a fim de voltar a andar. Embora demonstre certo inconformismo com essa situação de saúde que o tolhe de fazer quase tudo, ainda mostra a força de vontade de viver e lutar para sua recuperação. Impressionante é a lembrança dele de fatos acontecidos quando nós pertencíamos ao CFA (antiga denominação da Academia de Polícia Militar do Barro Branco), onde entramos em fevereiro de 1959. Lembra dos companheiros e de fatos que aconteceram nos anos finais da década de 50.

O caso da quadrilha presa no RIO DE JANEIRO com ingressos da COPA DO MUNDO ganhou novo capítulo. E também uma lista de supostos envolvidos com o esquema de corrupção, cuja investigação passa até mesmo pelo nome do filho de um vice-presidente da FIFA. A entidade colocará as entradas novamente à venda. A operação JULES RIMET (nome do primeiro presidente da FIFA e da primeira taça da COPA DO MUNDO), da Polícia Civil, investiga HUMBERTO MÁRIO GRONDONA, filho do presidente da AFA (Associação de Futebol da ARGENTINA), JÚLIO GRONDONA, que também é vice-presidente da entidade máxima do futebol. O próprio HUMBERTO confirmou ter vendido alguns de seus ingressos da fase de grupos e das oitavas de final a um cambista, que classificou como um “amigo íntimo”. E garante não ter lucrado com o negócio.
“Não podemos tirar conclusões precipitadas. Antes, nós precisamos saber qual é o ingresso, de onde veio. É isso que a FIFA e as autoridades de segurança estão fazendo”, declarou o chefe de comunicação da FIFA, DELIA FISCHER. A polícia ouvirá algumas pessoas com possível envolvimento como o argelino MOHAMOUD LAMINE FOFANA, principal agente da quadrilha. O ex-treinador da seleção brasileira DUNGA será um dos chamados. Ele já negou “ter o que explicar” ao blog BASTIDORES FC. A investigação inclui membros da FIFA, agentes da MATCH HOSPITALITY (responsável pela venda de ingressos), alguns ex-jogadores e ASSIS, irmão e agente de RONALDINHO GAÚCHO.  (ARTHUR STABILE).

Após trocar o ingresso da decisão da COPA DE 1950K, entre BRASIL e URUGUAI, que guardou por quase seis décadas e meia, JOEDIR BELMONT, de 85 anos, perdeu os três bilhetes da final do MUNDIAL deste ano que recebeu da FIFA. “Guardei um ingresso por 64 anos, perdi o outro em seis horas”, disse BELMONT ao jornal “ESTADO DE SÃO PAULO”. Ele registrou Boletim de Ocorrência, conforme foi orientado pela entidade, e deve receber novas entradas para assistir à partida decisiva da COPA até a próxima quinta-feira, dia 10, segundo explicou o aposentado. Ele ganhou os ingressos da final ao ceder seu bilhete não usado na final de 1950, que será exposto na sede da FIFA.

O sapateiro HÉLIO LIRA DE SOUZA, de 67 anos, foi linchado na Rua MARIA EMÍLIA NEVES FERRO SILVA, no JARDIM PADROEIRA 1, em OSASCO, região metropolitana. Quando os policiais militares chegaram ao local, viram o idoso caído num viela, com vários ferimentos no corpo, e cerca de 50 pessoas na rua. Não se sabe quem começou o tumulto. Levado ao Pronto-Socorro SANTO ANTONIO, ele não resistiu. Segundo testemunhas, o sapateiro teria convidado três meninas, de 5, 9 e 10 anos, para ir à sua casa. Lá, ele teria abusado sexualmente delas. As crianças e as mães confirmaram o ocorrido, conforme a Secretaria de Segurança Pública.

Um tiroteio na MARGINAL PINHEIROS, nesta tarde, deixou um suspeito de assalto morto e outras duas pessoas feridas. Dois ladrões em motos se aproveitaram do trânsito parado para roubar motoristas. Uma das vítimas era um policial militar, que reagiu. Na troca de tiros, dois ocupantes de um CELTA foram atingidos. O outro ladrão fugiu.

Três dias após a família de CHRISTIAM THIAGO COSTA DE ARAÚJO, 28 anos, ter encontrado o seu corpo, o mistério a respeito do desaparecimento e morte do técnico em manutenção de aquecedores a gás, além das ligações anônimas apontando o paradeiro do cadáver dele, ainda atormentam os parentes.
THIAGO, como era chamado, desapareceu em 8 de maio. Por volta das 18:40 horas, ele ligou para a mulher, grávida de nove meses, avisando que ela poderia preparar o jantar que logo chegaria em casa. Mas às 19 horas ele já não atendia mais às chamadas.
No dia seguinte, o carro de THIAGO, um FIESTA de cor preta, foi encontrado no JARDIM SABIÁ, próximo ao bairro onde ele morava, o JARDIM TRÊS CORAÇÕES, no extremo sul da capital, sem as rodas, tapetes, extintor e caixa de ferramentas.
“O JARDIM SABIÁ não fazia parte do caminho de volta à casa dele”, disse o irmão da vítima, MARCELO COSTA DE CASTRO, assistente de cabeleireiro de 35 anos. THIAGO trabalhava no MORUMBI.
Em 11 de maio, DIA DAS MÃES, o celular da mãe de THIAGO tocou. “Não adianta procurar o corpo. Ele já está morto e enterrado”, dizia uma voz feminina.
A família descobriu que as ligações partiram de dois orelhões diferentes, próximo ao local onde o automóvel de THIAGO havia sido achado. Desesperados, os parentes da vítima acionaram, além da polícia, as Mães da SÉ e políticos.
Os parentes ainda obtiveram informações de que o corpo poderia estar no bairro de MANGUE SECO, também na região onde moram. Na última quarta-feira, dia 2 de julho, às 8:26 horas, uma mensagem de texto nos celulares do irmão e do pai de THIAGO indicou o local exato do corpo. “Seu filho está na Estrada PAULO GUILGUER REIMBERG, próximo ao PARQUE ESTADUAL SANTO AMARO”.
Segundo MARCELO COSTA, o irmão não tinha problemas com ninguém. “Ele seria pai uma semana depois de ter desaparecido. Ia da casa para o trabalho e vice-versa”, relatou. O corpo estava envolto em uma lona azul. No interior dela havia muita terra, o que dificultou a identificação. “A polícia nos disse que aquela terra não era do local onde ele foi achado. Enterraram ele em outro lugar e depois mudaram”, disse.
O caso está sendo investigado pelo DHPP. Na segunda-feira, três pessoas que foram vistas ocupando um carro parecido ao de THIAGO, um dia após o seu desaparecimento, foram intimadas a depor, conforme MARCELO.

O corpo da motorista HANNA CRISTINA DOS SANTOS, de 24 anos, morta no desabamento do Viaduto BATALHA DOS GUARARAPES, em BELO HORIZONTE, foi enterrado hoje no Cemitério BOSQUE DA ESPERANÇA. Bastante abalada, a mãe, ANALINA SOARES SANTOS, contou que os passageiros do micro-ônibus dirigido por HANNA disseram que ela foi uma heroína, porque teria conseguido frear o veículo e evitar ferimentos mais graves. A filha da motorista, ANA CLARA, de 5 anos, estava no micro-ônibus, perto da mãe, e sobreviveu sem ferimentos graves. 

2 015    :     -     SÁBADO
Pela internet, leio no DIÁRIO OFICIAL:
Transferindo para reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 813/96, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07, vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 801098-6 Afonso Cesar Evaristo dos Santos - DEC - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-2168/15 - Pr. 6.117.844/15).
AFONSO CÉSAR EVARISTO DOS SANTOS nasceu no dia  de janeiro de 1963. Entrou para as fileiras da PMESP em 1º de fevereiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE - 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE - 24 de maio de 1989. Apenas tenho a data de sua promoção a MAJOR: 24 de maio de 2008.

No horário das 11 horas, MARINEI e GABRIEL vêm me buscar para irmos à cerimônia religiosa na Igreja da Rua TUTÓIA - Igreja do SANTÍSSIMO SACRAMENTO - , onde o casal ALFREDO PIRES e DONA NAIR reafirmará os laços matrimoniais após 70 anos de casados. É algo excepcional e maravilhoso. Ali, na igreja, encontramos MARIA CECÍLIA MUSUMECI logo na entrada e, já no recinto sagrado o ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES, CAMILA GIUDICE, ORÍTIA ABREU SERAFIM e seu marido FERNANDO SERAFIM, TENENTE-CORONEL EDUARDO HAMAOKA, MALLIE ZARATE, AMADO RÚBIO e sua esposa dona NADIR, além dos parentes de ALFREDO PIRES e dona NAIR. O padre, na missa, enaltece o casal, exemplo para todas as famílias e um orgulho para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. PIRES era um garoto em 1932, mas pertence aos nossos quadros há muitos anos e sempre soube divulgar muito a organização. Sentimos honrados pelo convite que recebemos e a representatividade do MMDC nesta manhã chuvosa e fria.
AMADO RÚBIO é outro que tem muito amor pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ambos, ALFREDO PIRES e AMADO RÚBIO já foram comandantes do Exército Constitucionalista e, a seus tempos e a seus modos, dignificaram muito a EPOPÉIA de 32. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC tem um pleito de extrema gratidão para com os dois. AMADO traz exemplares do SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, de 26 de junho último, onde a página 5 é dedicada ao CIVISMO - GLORINHA BAUMGART É OUTORGADA COM A MEDALHA DRÁUSIO. Esse seu ato demonstra carinho para com a Entidade.
ARISTIDES e ORÍTIA estão a postos com suas máquinas fotográficas para um documentário que depois irá para o FACEBOOK. Essa divulgação é importantíssima porque registra o feito extraordinário de PIRES e NAIR, demonstrando o valor da família e o exemplo que transmitem aos mais novos. Notamos a presença de várias crianças no ato religioso. Certamente isso os marcará em suas vidas. Os mais jovens necessitam desses exemplos. E, através de PIRES e NAIR, o Movimento Constitucionalista acaba de ser divulgada, justamente quando iremos comemorar a Data Magna
da Revolução de 32.  
Mais tarde, ANTONIO CARLOS ARISTIDES vai colocar no FACEBOOK imagens do ato religioso, com o seguinte pronunciamento:
Nosso Menino Veterano de 32 Alfredo Pires fez 70 anos de casamento, obrigado Mallie Zarate pelo convite e poder participar desta importante homenagem ao nosso menino, na ocasião pudemos prestigiar a primeira eucaristia do garoto Luciano!! Família da Sociedade Veteranos de 32 MMDC prestigiou presente na missa e teve a oportunidade de prestar sua homenagem e gratidão através do amigo Cel PM Mario Ventura que dirigiu ao casal algumas palavras!! todas ao final aclamadas pelos presentes.
MARINEI ainda passa pelo Obelisco, a fim de buscar os diplomas da Medalha Constitucionalista que será entregue no dia 9 de julho em CAMPINAS. Na segunda-feira ela colocará esses diplomas no correio, endereçadas ao Núcleo MMDC CAMPINAS.
Apesar do mau tempo, vamos até SANTANA, a fim de cumprimentar o vereador NELO RODOLFO, que está aniversariando e proporcionando uma feijoada na quadra da Escola de Samba X-9 PAULISTANA. Enorme multidão vai cumprimentar o estimado vereador. Ali encontramos toda a equipe do NELO RODOLFO e também o INSPETOR GILSON PEREIRA DE MENEZES, Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana. 
Palavras do NELO RODOLFO:
Eu fiquei surpreso e muito feliz com a festa de aniversário que minha família e meus amigos realizaram ontem na quadra da X9. Pela movimentação dos últimos dias, eu já imaginava que estavam "aprontando" alguma. Mas nem nos meus melhores sonhos eu poderia esperar mais de mil pessoas cantando parabéns. Fiquei emocionado e muito feliz. A maior fortuna de um homem são seus amigos... E como me senti abençoado.... Obrigado, André, da X9, por ceder o espaço e trazer a bateria campeã... Obrigado Álvaro, grande mestre de cerimônias... Padre Rosalvino, meu mestre... São muitos agradecimentos a fazer. Por isso, para não ser injusto, digo que todos vocês que estiveram lá moram no meu coração... Muito obrigado. Deus abençoe todos vocês.
Por volta das 15 horas, MARINEI e GABRIEL estão me deixando em casa. Cumprimos algo importantíssimo neste sábado na Igreja do Santíssimo Sacramento na TUTÓIA e depois em SANTANA. Mas estamos preocupados com a semana que irá entrar, principalmente com os eventos dos dias 7 e 9 de julho. Ainda faltam acertar os últimos detalhes e isso faremos na segunda-feira, dia 6. A obrigação de cuidar de pormenores junto ao Círculo Militar, onde está programado o ALMOÇO DA VITÓRIA,  no dia 7, vai me obrigar a cancelar minha ida até FRANCA, onde será entregue a Medalha Constitucionalista.

JEFERSON BIAJONE cuida, com carinho, do evento programado para 8 de julho em CAPÃO BONITO:
Convite para Solenidade 83 anos Revolução de 1932
Estimado Sr. Marco Henry Cacciacarro
Saudações Constitucionalistas de Itapetininga! 
Em resposta a solicitação de nosso amigo em comum e vice presidente do Núcleo MMDC de Itapetininga (http://mmdc.itapetininga.com.br/), o Sr. Afrânio Franco de Oliveira Mello, é com grata satisfação que encaminho-vos o convite em anexo para que possamos contar com a vossa presença nas comemorações dos 83 anos da Revolução de 32 no Setor Sul do Estado de São Paulo, mais precisamente na FLONA de Capão Bonito, quando será descerrada placa e reinaugurado monumento aos nossos bravos combatentes de 32 do Setor Sul, eternizados na pessoa do voluntário Octávio Seppi, ali falecido em combate e de armas na mãos a 26 de agosto de 1932 como 3º sargento integrante do Batalhão Universitário Paulista "14 de Julho" e do voluntário Durvalino de Toledo, cabo integrante do Batalhão Felipe Camarão, unidade de escol da Legião Negra do Exército Constitucionalista, a mesma na qual combateu a lendária Maria Soldado que no teatro de operações da atual FLONA teve também seu batismo de fogo.
Além da solenidade de reinauguração, prevista está a entrega da Medalha Constitucionalista pelo presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC a descendentes de ambos os voluntários, bem como Diplomas de Honra ao Mérito do Núcleo MMDC de Itapetininga a personalidades cujos relevantes serviços prestados ao resgate da memória constitucionalista no Setor Sul de nosso Estado assim a recomendaram.
Contamos com a vossa presença, bem como a de familiares e amigos
prof. Jefferson Biajone
Núcleo MMDC Itapetininga
Presidente
Julho 4. 2015

ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES e ORÍTIA ABREU SERAFIM colocam no FACEBOOK as imagens tiradas na Igreja do SANTÍSSIMO SACRAMENTO, onde aconteceram as BODAS DE VINHO do casal ALFREDO PIRES e DONA NAIR. São momentos deliciosos proporcionados pelas imagens produzidas por eles, que merecem nossos aplausos.
Mas estou preocupado com o que possa acontecer na cerimônia da posse dos novos dirigentes da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, marcada para o dia 7 de julho, face as cenas deprimentes causadas pelo conselheiro LUIZ SÉRGIO CARRARO nas outras vezes (2011 e 2013) sobre os olhares complacentes de quem deveria impedir que isso acontecesse.
Como o Presidente do CONSELHO DELIBERATIVO marcou reunião para o dia 7 de julho, o show de loucura do conselheiro CARRARO poderá acontecer de novo. Passo uma mensagem ao CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA solicitando a ele que não permita mais um desatino do infeliz membro do Conselho Deliberativo:
 PREOCUPAÇÃO EM TORNO DO EVENTO PROGRAMADO PARA DIA 7 DE JULHO
CARO AMIGO JAIRO
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC tem passado por sérios dissabores praticados pelo conselheiro LUIZ SÉRGIO CARRARO, infeliz conselheiro que ou é um caso para a medicina ou então para a polícia.
Na nossa posse em 7 de julho de 2011 ele deu um verdadeiro show de loucura ou de ódio profundo contra a minha pessoa. Não foi tomada nenhuma medida saneadora e ele continuou praticando suas palhaçadas.
Mas não interessa a ojeriza contra mim, mas sim a confusão que comete em nossas solenidades mais importantes, razão pela qual muitos conselheiros deixaram de comparecer nas reuniões, outros até abandonaram a Sociedade.
Acontece que você marcou reunião do Conselho Deliberativo para o dia 7, tal como aconteceu em 7 de julho de 2011. Isso poderá dar motivo para que ele cometa mais um show de loucura que, certamente, prejudicará muito a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e isso não podemos deixar acontecer.
Peço a você, como Presidente do Conselho Deliberativo, que evite esse constrangimento para todos nós. Ficará ridícula mais uma palhaçada do CARRARO, inda mais que teremos a presença de generais, desembargadores, juízes e nossos coronéis que ocupam os mais altos postos da corporação.


Estimado MENDES

Estou receoso de mais um show do infeliz CARRARO, como já aconteceu nas nossas posses em 7 de julho de 2011 e em 7 de julho de 2013. Nada foi feito contra as palhaçadas cometidas pelo doente conselheiro, que demonstra ódio profundo contra a minha pessoa.
Essa mágoa do CARRARO contra mim tem prejudicado grandemente a Sociedade e os responsáveis para que isso não aconteça simplesmente não fizeram nada, vindo a originar as cenas deprimentes nas nossas mais importantes reuniões e que você tem presenciado.
Alguns conselheiros se afastaram da Sociedade por causa disso. A entidade sofre com esses acontecimentos infelizes.
Estou encaminhando um pedido ao Presidente do Conselho Deliberativo para que evite que isso aconteça em 7 de julho de 2015, uma vez que foi marcada reunião do Conselho para a mesma data, dando azo para que CARRARO fosse convocado e que poderá novamente dar mais um show de loucura em seu desvário contra mim.
Teremos a presença de autoridades que ficariam muito constrangidas caso isso venha a acontecer.
Como você é o Presidente da Assembléia Geral Eleitoral peço para evitar tais cenas deprimentes que deixariam a Sociedade Veteranos de 32-MMDC em péssima situação.
Como sou eu a pessoa visada, não poderei acatar, desta vez, a estupidez de um conselheiro louco.
Se precisar, tomarei medidas sérias logo no inicio da solenidade, inclusive com emprego de força policial se for necessária.
Como você é amigo do CARRARO solicito conversar com essa pessoa que a Sociedade não poderá tolerar na solenidade de 7 de julho mais um escândalo tão próprio do infeliz.

COBERTURA DE EVENTOS 61 anos Socied Veteranos de 32-MMDC

Imprensa - Futura Press 
Prezado Cel. Mario Ventura, bom dia.
Vimos por este meio,  informar que somos uma agência de notícias, focada no fotojornalismo,  que cobre diariamente os principais fatos noticiosos do Brasil e mais de 400 veículos de imprensa do país adquirem nossas pautas para publicações. Além de uma parceria exclusiva com as agências Estado e Folhapress, temos entre nossos clientes os seguintes veículos: Revista Veja, Isto É, Jornal Diário de São Paulo, Agora, Folha de São Paulo, Destak, Publi Metro; Sites: Ig, G1, Terra, R7, Uol, entre outros.
Assim sendo, vimos solicitar informações sobre o credenciamento de imprensa para os seguinte eventos que ocorrerão no proximo dia 07 de julho,  em comemoração aos 61 anos da criação da Sociedade veteranos de 32-MMDC.
- 12hs Almoço em homenagem a vitoria no Circulo Militar
- 15h - Entrega do colar da vitória no mausoleu do Soldado Constituicionalista de 32:
Gostariamos de estar mandando um reporter fotografico de nossa equipe cobrir ambos os eventos.
Agradecemos ficando no aguardo de um retorno.
Att
Julio Costa / Coordenador de Pauta imprensa@futurapress.com.br
11 37685101 / 37650126 ramal 6 Avenida Presidente Altino, 428 - Jaguare, São Paulo - SP, 05323-000 
http://www.futurapress.com.br
PREZADO JÚLIO COSTA
A imprensa será muito bem vinda às nossas cerimônias que irão acontecer no dia 7 de julho.
O ALMOÇO DA VITÓRIA é apenas para as personalidades elencadas pelo Conselho do COLAR DA VITÓRIA, alusivo aos 80 anos da Revolução Constitucionalista. Todos estarão presentes no evento marcado para o OBELISCO DO IBIRAPUERA, sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
O início da solenidade comemorativa dos 61 anos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC está marcado para 15 horas no interior do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. 

CB 

Dmarques
Amigos
Por mais que haja gestões contrárias à emancipação do CB, não há como não perceber a afinidade e respeito do governador pelo Cmt do Corpo de Bombeiros que é pessoa íntegra e, além de tudo, espontânea, respeitosa, disciplinada e legalista e isso fará a diferença.
Não há pessoa mais certa para uma missão tão árdua como esta pois o Aurelio é polido, cuidadoso, lhano e até capaz de defender os que o detratam dizendo que não compreendem o momento pelo qual passam PM, CB e em especial o Estado que quer que tudo seja feito melhor de forma diferente, diferente em função da absorção de recursos públicos assim as instituições têm que fazer parcerias e buscar fundos para promover seu desenvolvimento. Isso é impositivo.
Certamente vem passando sérios percalços pela condição alcançada antes da assunção do atual SSP e equipe todavia não tenho nenhuma dúvida que este assunto ainda gerará muita mudança radical afinal mesmo o Paraná já está em vias de encaminha à AL a PEC que emancipa seu CB e aí seremos o único estado com CB funcional ligado à PM.
O que não se quer entender é que é o melhor para a sociedade e continua-se buscando o que é melhor para a PM em visão míope.
Enquanto isso as UR continuam atendendo com 2 (dois) bombeiros quando deveriam contar no mínimo com 3 (três) e para ocorrência em que precise de alguma estrutura de RH é necessário enviar várias viaturas para que se tenha o mínimo de guarnições.......
Todos os parâmetros estão sendo depreciados e não há jeito de não sê-lo na atual conjuntura.
Sábado, 04/07/15 - 14:55
Governador e secretário-adjunto entregam viaturas e equipamentos aos bombeiros da Baixada Santista
Celina Oliveira

“A dedicação do Corpo de Bombeiros é algo que nos enche de orgulho,” afirmou.
“A dedicação do Corpo de Bombeiros é algo que nos enche de orgulho,” afirmou.
Play
As viaturas e equipamentos serão distribuídos ao 6° Grupamento, com sede em Santos, e Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), em Guarujá.
Entre os veículos estão quatro pick-ups, dois veículos Sedan, um auto-bomba importado, um auto-bomba e três auto-tanques nacionais e duas motocicletas para vistoria, além das duas embarcações.
“A dedicação do Corpo de Bombeiros é algo que nos enche de orgulho,” afirmou.
O governador finalizou fazendo uma homenagem aos bombeiros citando as palavras de Winston Churchill, “Nunca tantos deverão tanto há tão poucos”.
O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública em exercício, Mágino Alves Barbosa Filho, entregaram neste sábado (4) 13 viaturas, duas embarcações e 62 equipamentos para reforçar os trabalhos dos Corpo de Bombeiros da região da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
“São Tomás de Aquino dizia que nós devemos reconhecer, agradecer e retribuir,” disse o governador. “E o Corpo de Bombeiros é uma instituição admirada, respeitada pelo seu profissionalismo e dedicação”.
O Governo do Estado investiu R$ 5,9 milhões na aquisição das novas viaturas e embarcações e R$ 316 mil na compra dos equipamentos. Os veículos e materiais fazem parte de uma compra maior, que inclui 138 viaturas, dois barcos e 530 instrumentos – em um investimento de cerca de R$ 60 milhões.
“Desde domingo, nós estamos entregando equipamentos de última geração para o Corpo de Bombeiros. A entrega dessas viaturas é um reforço para a ideia de que o Governo do Estado quer oferecer o que há de melhor para a segurança pública”, afirmou o secretário em exercício.
Entre os veículos estão quatro pick-ups, dois veículos Sedan, um auto-bomba importado, um auto-bomba e três auto-tanques nacionais e duas motocicletas para vistoria, além das duas embarcações.
Os equipamentos são compostos por balão de iluminação, desfibriladores, detector de gases, receptor GPS para buscas em matas, motores de popa, entre outros.
 As viaturas e equipamentos serão distribuídos ao 6° Grupamento, com sede em Santos, e Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), em Guarujá.
 Os dois grupamentos distribuirão os veículos e materiais a sete cidades – Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe, Praia grande, Registro e Santos.
 Reforço de efetivo:  Além da aquisição de viaturas e equipamentos, o Governo do Estado também tem investido no reforço da Polícia Militar. Estão em andamento concursos para o preenchimento de 4 mil vagas de soldados e 240 de alunos oficiais as Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB).
 O governador autorizou, ainda, mais 1.741 cargos para soldados de 2ª classe, que serão abertos em breve. Além disso, 6338 futuros PMs já estão em formação nas academias da Polícia Militar. 
Celina Oliveira

O governador GERALDO ALCKMIN esteve no pier da PONTA DA PRAIA, em SANTOS, para fazer a entrega de vários equipamentos para o Corpo de Bombeiros. Dentre esses equipamentos estava uma lancha de salvamento marítimo que foi batizada de "COMANDANTE BARRETO", falecido em 15 de agosto do ano passado. O CORONEL PM BARRETO foi um dos pioneiros na implementação do salvamento marítimo na região, em 1960. Por ocasião de seu falecimento, a Câmara Municipal de SANTOS homenageou-o com um minuto de silêncio.

Casais de adolescentes, de adultos e de idosos. Foram sobretudo eles que encheram a PRAÇA DA LIBERDADE, no Centro de São Paulo, hoje, na 37ª edição da TANABATA MATSURI, o FESTIVAL DAS ESTRELAS, tradicional evento da cultura nipônica. A festa, sempre celebrada em julho, segue amanhã no bairro, reduto da comunidade japonesa.
A feira, que começa às 10 horas e vai até às 19 horas, conta com apresentações de artistas japoneses e de brasileiros apreciadores da arte do país do outro lado do mundo. Além dos shows, o público também pode pendurar em árvores papéis com pedidos diversos e se deliciar com barracas de comida típicas do oriente.

Com muito sofrimento, a seleção chilena conquistou o primeiro título importante de sua história. Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, o país-sede da COPA AMÉRICA bateu a ARGENTINA nos pênaltis, hoje, em SANTIAGO, por 4 a 1.
Na última cobrança, o atacante ALEXIS SÁNCHEZ mostrou muita frieza. Inspirado no atacante uruguaio LOCO ABREU, o jogador do ARSENAL deu uma cavadinha, no meio do gol.
Graças à conquista do caneco, o CHILE garantiu vaga na próxima COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Já a ARGENTINA, atual vice-campeã do mundo, perdeu a chance de encerrar um jejum de 22 anos sem títulos - MESSI segue sem nunca ter conquistado um troféu por seu país.

O inglês LEWIS HAMILTON fez a alegria dos torcedores de seu país ao conquistar a oitava pole no ano. Em SILVERSTONE, às 9 horas do domingo, ele sairá na primeira posição, o que não aconteceu apenas uma vez nesta temporada. Larga em segundo o seu companheiro de MERCEDES, o alemão NICO ROSBERG.
Ambos vivem em clima de tensão pela superioridade de HAMILTON nas pistas. Hoje, ROSBERG reclamou dos acertos feitos pela equipe em seu carro.
Com 169 pontos, o inglês lidera o campeonato, com dez de vantagem para o rival, que pode ultrapassá-lo amanhã.
O brasileiro FELIPE MASSA ficou com a terceira posição, posto em que terminou o GP da ÁUSTRIA, última corrida disputada, há duas semanas. Ele está otimista em ficar novamente no pódio.  

FLÁVIO CAVALCANTE VIEIRA, de 18 anos, morreu e FELIPE CARLOS DA SILVA, 19, além de um adolescente de 15 anos foram presos depois dos três fugirem da polícia com um carro roubado no dia 30 de maio. O trio bateu o veículo, um CROSS FOX prata, na ESTRADA VELHA DE ITAQUERA, ontem à noite. Segundo a PM, o trio já havia assaltado outras três pessoas na noite do acidente.

O motorista ALMIR DE SOUZA BOM, de 38 anos, foi preso hoje após causar um acidente de trânsito enquanto dirigia bêbado. ele bateu seu caminhão na traseira de um ônibus municipal na VILA PRUDENTE, na zona leste. Com o impacto, o coletivo invadiu a garagem de um shopping. Seis pessoas ficaram feridas sem gravidade, apesar de o condutor do ônibus ter ficado uma hora preso às ferragens.

Com fortes chuvas desde ontem, as cidades de OLINDA, IPOJUCA e SÃO LOURENÇO DA MATA, na região metropolitana de RECIFE, além da capital pernambucana, decretaram estado de alerta hoje. Durante a manhã, em SÃO LOURENÇO, um homem morreu e duas pessoas foram socorridas com vida por moradores por conta de um deslizamento de terra que atingiu várias casas. Em IPOJUCA, cidade mais atingida pelas precipitações entre sexta-feira e hoje, foram registrados 15 deslizamentos, incluindo uma queda de barreira em duas rodovias estaduais. Famílias que vivem à margem do RIO IPOJUCA tiveram de ser removidas por conta do transbordamento do afluente. Já em OLINDA, equipes trabalhavam até a noite para atender moradores de áreas de risco. Em CABO DE SANTO AGOSTINHOl, segunda cidade que mais registrou volume de chuvas, houve 27 deslizamentos e nove bairros foram alagados. O governador PAULO CÂMARA instalou um gabinete integrado de proteção civil para monitorar a situação.

O ministro das Finanças grego, YANIS VAROUFAKIS, classificou as propostas do FMI, da Comissão Européia e do Banco Central Europeu para "salvar" o país de "terrorismo". "O que fazem com a GRÉCIA tem um nome: terrorismo", acusou. Para o mandatário, se o sim vencer no referendo de amanhã, os credores internacionais terão um acordo "absolutamente nefasto". Se o não sair vitorioso, "não será fantástico, mas não será tão ruim". Amanhã os gregos decidem se aceitam as novas medidas de austeridade. Para VAROUFAKIS, haverá perda de um bilhão de euros se a GRÉCIA sucumbir, algo que a EUROPA não pode permitir.

Dezenas de imigrantes que tentavam se esconder em caminhões para atravessar o túnel sob o CANAL DA MANCHA, entre a FRANÇA e a INGLATERRA, cruzaram cercas de isolamento durante a noite em CALAIS e interromperam temporariamente o tráfego, disse um portavoz da EUROTUNEL hoje. A medida drástica foi a mais recente em uma série de incidentes envolvendo os cerca de três mil migrantes, a maioria vinda da ÁFRICA e do ORIENTE MÉDIO, que estão acampados nos arredores do porto de CALAIS, no norte da FRANÇA, na esperança de conseguir chegar à GRÃ-BRETANHA. Serviços de cargas e passageiros foram temporariamente interrompidos.

Um vídeo aparentemente divulgado pelo ESTADO ISLÂMICO mostra 25 homens sendo mortos a tiros dentro do anfiteatro de PALMIRA, na SÍRIA. O grupo extremista disse que as vítimas eram soldados capturados na cidade de HOMS. O EI tomou PALMIRA no fim de maio. A cidade é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. O vídeo foi divulgado por um site ligado aos radicais. Os assassinatos ocorreram em um palco na frente do anfiteatro, em frente de uma grande bandeira preta do EI, por atiradores que teriam entre 13 e 14 anos. Uma imagem mostra centenas de homens com roupas civis, sentados e assistindo as execuções.

2 016     :      -     SEGUNDA-FEIRA
Estou tendo muito trabalho com a aproximação do 9 de Julho. Algumas cidades querem entregar medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e não poderei estar presente nesses eventos. CAMPINAS é uma delas, mas também acontecerão cerimônias alusivas ao 9 de Julho em dezenas de outros municípios. Agora cedo é SÃO CARLOS que pleiteia fazer uma solenidade no dia 8 de julho.
Vou para a AOMESP por volta do meio-dia. Ali converso com vários oficiais da reserva sobre todo esse imenso trabalho que estamos tendo por causa do 84º aniversário do Movimento Constitucionalista. Hoje, às 17 horas, teremos a entrega do COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH, no INSTITUTO DE ENGENHARIA, em parceria com a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. Isso é muito comentado quando almoço no SOLAR DA TABATINGUERA.
Às 14 horas, no MUSEU MILITAR, vou encontrar nossa secretária MARINEI cuidando das listas dos homenageados em 9 de Julho. Ao mesmo tempo, precisamos também assessorar a entrega do COLAR IBRAHIM NOBRE, para dez indicados da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que acontecerá tão logo termine o momento da condecoração da Medalha CONSTITUCIONALISTA. Uma das indicadas é a neta de IBRAHIM NOBRE, RENATA RIBEIRO DA LUZ,  que veio da FRANÇA especialmente para ser homenageada com o COLAR.
WILLIAM MASCARENHAS auxilia-nos nas entregas dos Ofícios de Outorga da Medalha Constitucionalista. Vai ao QCG para levar documentos ao Centro de Comunicação Social.
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO traz os diplomas da Medalha Constitucionalista que será entregue no 9 de Julho, por ocasião da inauguração do Núcleo “NON DUCOR, DUCO”, no CERET.
Logo mais, às 16 horas, vamos ao INSTITUTO DE ENGENHARIA. Ali encontramos vários participantes do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial: ADOLFO SAVELLI, OGG POZZOLI, FRANCISCO GIANNOCCARO, WADIH ABDALAH, REZENDE, BEATRIZ,
Cumprimentamos a Professora Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, MARIA DA GLÓRIA RIBAS BAUMGART, a prefeita de CRUZEIRO (cidade indicada para ser agraciada com o COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH). Também vai receber a honraria o ex-ministro de Minas e Energia, SHIGEAKI UEKI, que se faz representar por OGG POZZOLI.
MARADEI, da ASSOCIAÇAÕ COMERCIAL, é o mestre de cerimônias. PEDRO PAULO PENNA TRINDADE discorre sobre a Revolução Constitucionalista de 1932.  MATHEUS ORDINE representa o Presidente da Associação Comercial, ALENCAR BURTI.
LUIZ GONZAGA BERTELLI, Presidente do Conselho de Administração do CIEE, Presidente do Conselho Diretor do CIEE Nacional, Presidente da Academia Paulista de História e Vice-Presidente da Academia Paulista de Educação, convida-nos para um evento sobre o 84º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 32, no CIEE, na manhã do dia 8 de julho. Infelizmente não poderemos comparecer, pois estaremos envolvidos com o JÚRI SIMULADO, no TRIBUNAL DE JUSTIÇA, no mesmo dia e horário. Vou solicitar ao Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA para me representar.  
Conversamos com muita gente conhecida após a solenidade de entrega do COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH. Vamos deixar o INSTITUTO DE ENGENHARIA quando já passa das 19 horas.
MARINEI deixa o WILLIAM MASCARENHAS perto da estação BELÉM. Ali, está à nossa espera o GABRIEL, filho da MARINEI. Chego em casa com vários problemas para resolver, todos eles ligados ao 9 de Julho.     

Por ser considerada a "Capital da Revolução Constitucionalista de 1932", a cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba (interior do Estado de SP), foi homenageada com a outorga do Colar Carlos de Souza Nazareth da Associação Comercial de São Paulo!
No registro fotográfico, enquanto. Conselheiro Nato da Distrital Sul da ACSP, e, representando a superintendência, com a prefeita da cidade de Cruzeiro, Ana Karin que recebeu a outorga em nome do município!
Parabéns a todos os cruzeirenses pelo justo reconhecimento da importante contribuição na Revolução Constitucionalista de 32!
Gilberto Marques Bruno — em  Instituto de Engenharia.

Uma multidão realizou na tarde deste domingo, 03, um protesto simpatizante ao deputado federal Jair Bolsonaro. O político eleito pelo PSC do Rio de Janeiro é conhecido por dizer o que pensa e, por isso, acabar se metendo em muitas polêmicas. O protesto ocorreu no Centro de São Paulo, em plena Avenida Paulista. Mais de duas mil pessoas teriam participado da manifestação. De acordo com o UOL, no entanto, um grupo menor, formado por 50 pessoas, acabou se desentendendo com pedestres que supostamente seriam favoráveis ao Partido dos Trabalhadores (PT). Muitos deles usavam roupas vermelhas. 
Não havia carros no local, pois aos domingos a Avenida Paulista já fica fechada para o lazer. Os dois grupos se desentenderam e petistas teriam entrado em confronto físico com algumas pessoas fãs de Bolsonaro. A Polícia Militar então agiu com força e evitou que as agressões pudessem ser mais graves. 
Por conta da confusão, organizadores teriam pedido a escolta da Polícia Militar, que continuou com o enorme grupo durante todo o trajeto. Os militares fizeram uma espécie de cordão humano. Os "bolsonáticos", como muitos se intitulam, carregam bandeiras do estado de São Paulo e do Brasil. Outros preferiram levar a foto de Jair Bolsonaro. Uma das principais críticas do grupo foi ao fato de, recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) ter aberto um inquérito contra o político, que passa a ser investigado como tendo feita uma suposta incitação ao estupro. 
Bolsonaro também é investigado por outro fato. No dia 17 de abril, durante a votação do prosseguimento do impeachment contra a presidente afastada Dilma Rousseff, ele fez uma menção ao Coronel Brilhante Ustra, que é considerado um dos maiores torturadores da ditadura. Ustra teria quebrado o maxilar de Dilma, quando essa foi presa durante o regime militar. A presidente afastada chegou a chorar publicamente ao lembrar desse período na prisão.
De acordo com uma página que organiza o evento a favor de Bolsonaro, outras cidades teriam recebido atos em prol dele, como o Rio de Janeiro. 

Quando a maré é boa, tudo dá certo. A frase vale para o líder do BRASILEIRO, o PALMEIRAS. Com a meta de melhorar o desempenho fora de casa, o time bateu o SPORT na ILHA DO RETIRO, por 3 a 1, liderado por GABRIEL JESUS. De quebra, encerrou jejum de sete anos sem vencer na cidade do rival. Um gol e um pênalti sofrido pelo artilheiro do nacional. Mas a vitória começou com a surpresa da noite: ERICK. Titular, o camisa 14 fez o primeiro dele pelo PALMEIRAS, após 14 jogos.
Foi só o segundo triunfo do VERDÃO como visitante. Antes, superou o FLAMENGO, em BRASÍLIA – perdeu três vezes e empatou uma Em casa, está 100%. Com 28 pontos, o PALMEIRAS votou a ter três de vantagem para o CORINTHIANS, vice-líder.

Presidente da CBD (que virou CBF em 1979),  por 18 anos (de 1956 a 1974) e mandatário da FIFA por mais de duas décadas (de 1974 a 1998), JOÃO HAVELANGE segue internado em um hospital do RIO DE JANEIRO com pneumonia. Desde sábado, o veterano cartola, que completou 100 anos de vida no mês de maio, está sujeito a tratamentos médicos. Hoje, porém, o quadro melhorou e o estado de saúde, agora, é estável. De acordo com o boletim emitido pelo Hospital SAMARITANO, do bairro de BOTAFOGO, HAVELANGE vem apresentando melhoras gradativas diárias, mas ainda não há previsão de alta.

A Polícia Federal cumpriu 35 mandados, hoje, em SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO e DISTRITO FEDERAL. A ação, batizada de ABISMO, tem como objetivo apurar fraudes em licitação, pagamentos de valores indevidos a servidores da PETROBRÁS e o repasse de recursos ao PT.
As empresas contratadas pela estatal para fazer a reforma do Centro de Pesquisas da PETROBRÁS, na ILHA DO FUNDÃO, no RIO, repassaram o dinheiro. O valor estimado da obra era de 850 milhões de reais, mas, após 17 aditivos, custou à PETROBRÁS 1,8 bilhão de reais. O esquema investigado envolveu diversas empresas que pagaram 39 milhões em vantagens indevidas, em especial para o PT.
Além do ex-tesoureiro da legenda PAULO FERREIRA, que já estava preso, foram detidos ÉDSON FREIRE COUTINHO, ex-executivo do GRUPO SCHAHIN, e o vice-presidente da CONSTRUCAP, ROBERTO RIBEIRO CAPOBIANCO, empresas que integraram o consórcio ao lado da OAS, CONSTRUBASE e CARIOCA ENGENHARIA. ERASTO MESSIAS DA SILVA JÚNIOR, diretor da construtora FERREIRA GUEDES, e GENÉSIO SCHIAVINATTO JÚNIOR, sócio da empresa VETOR 2 ENGENHEIROS ASSOCIADOS, também tiveram prisão temporária decretada. Eles não foram encontrados.


xxxxx

Nenhum comentário: