quarta-feira, 20 de julho de 2016

ATIVIDADES DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2016.




HISTÓRICO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC em 2016



2 DE JANEIRO DE 2016     :   -    SÁBADO
Embora estejamos em recesso administrativo, precisamos elaborar um documento para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC abordando, em princípio, dez pontos essenciais: o primeiro diz respeito à COFAM (COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32), onde há necessidade de se eleger um presidente dessa comissão; O segundo ponto é a dinamização da Diretoria da Juventude, onde penso em colocar a ORÍTIA ABREU SERAFIM na direção. Numa terceira posição, e esta talvez a mais importante de todas, é o estudo dos novos estatutos da Sociedade, que deverão ser abrangentes, já como fiz menção ao Diretor de Ensino e Cultura, CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI. Em quarto lugar vejo a necessidade do empenho governamental, principalmente por causa do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, um marco turístico de São Paulo. Em quinto lugar precisamos estudar a questão dos núcleos, onde o maior número possível de núcleos é importantíssimo para a dinâmica do MMDC. Em sexto lugar há premência no aumento societário. Em sétimo, o combate à inadimplência. Em oitavo, um estudo abalizado da falta de estrutura administrativa. Em nono, a própria adaptação do Obelisco do Ibirapuera para os visitantes estrangeiros e, para encerrar o elenco das necessidades, o estabelecimento de regras para a entrega das condecorações das honrarias da Sociedade.
 
Sobre o MMDC, recebo nesta tarde uma mensagem do JOSÉ D´AMICO e a respondo justamente calcado nas idéias que tenho para 2016.
Meu sempre querido coronel Ventura,
Tudo bem com o senhor, dona Lucinda e a família ? Rogo que sim.
Gostaria muito de desejar-lhe, e a toda sua família, um 2016 pleno de muita saúde e paz !
E que o senhor continue com a prodigalidade de realizações que vem batendo recordes a cada ano, conforme prazerosamente constatei no último e.mail que o senhor me mandou: com praticamente um evento para cada dia útil do ano de 2015, o senhor atingiu uma marca olímpica !
Sobre a criação do Grupamento "Gaviões de Penacho" e, em particular para o meu coração, do Núcleo MMDC-TJ "Príncipe dos Poetas Paulo Bomfim" são notícias maravilhosas !
A criação do núcleo que leva o nome do Poeta eu já sabia porque o senhor me encaminhara a ata de sua criação que logo me preocupei em imprimi-la e lavá-la para o homenageado pouco mais de dois meses atrás.
A medalha "Príncipe dos Poetas Paulo Bomfim" foi uma novidade sensacional, principalmente para marcar o presente 2016 que se inaugura como o 90º ano de vida do bardo de São Paulo ! Parabéns, amado coronel, por tal iniciativa que só poderia partir de uma pessoa com a mente abençoadamente privilegiada como a do senhor !
Fiquei tão entusiasmado que achei as fotos da primeira outorga no "site" do TJ e pude observar a satisfação indisfarçável do Poeta em conceder as honrarias a alguns dos homenageados.
Fui ler o Decreto 61.709, de 2015, que criou essa especialíssima comenda e apenas estranhei o fato de que, na descrição da medalha, não haja menção à gravação do nome e do semblante do Poeta em sua superfície principal. Isso foi uma pena ! Imagino que algum entrave legal evocativo do princípio da impessoalidade na Administração Pública tenha impedido a impressão do nome e da face de Paulo Bomfim na comenda que leva o seu nome...
A criação do núcleo e da medalha indubitavelmente são os primeiros grandes presentes que Paulo Bomfim recebe a caminho de completar seus 90 anos.
Enorme beijo em seu coração e minhas eternas continências espirituais,
Recruta 3e2inho 

Estimado JOSÉ
Você merece ser promovido de "recruta" a Coronel diretamente!!!!
Realmente precisamos comemorar condignamente os noventa anos do PAULO BOMFIM, numa solenidade realmente marcante. Uma idéia seria ele elencar amigos para receber a sua medalha. Mas acredito que vocês irão preparar uma cerimônia histórica para o poeta!!
Mas o ano de 2016 traz a necessidade de proporcionarmos um MMDC mais conhecido exteriormente, e isso é possível face o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 que, em 2015, recebeu turistas de 35 países e foi cenário da comemoração do "ANZAC DAY" em 25 de abril, onde, neste 2016 deverá ser organizado pela NOVA ZELÂNDIA, com possibilidade de se repetir a cerimônia do ano que passou. O governo precisa criar mecanismos no sentido de possibilitar o estrangeiro de conhecer a história do Monumento e da própria Revolução de 32 em sua língua. Ainda não temos esse programa e faz muita falta no Obelisco. Bem recentemente, nas comemorações do DIA DA JUSTIÇA, recebemos as visitas dos generais do PERU, CHILE, COLÔMBIA e GRÉCIA, levados ao Monumento pelo Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Juiz PAULO ADIB CASSEB.
Por outro lado temos de dinamizar também a Comissão dos Familiares dos Heróis de 32, a COFAM, uma vez que apenas temos 22 heróis vivos. Há necessidade de os descendentes ocuparem o lugar desses homens que fizeram a história da reconstitucionalização do País. Pretendo nomear um Presidente para a COFAM.
Pensamos seriamente em mudar o Estatuto da Sociedade, mas de maneira radical e profunda, dando um sentido abrangente de atingir outros países até. Isso vem sendo feito, mas com sérias dificuldades, face a estrutura muito precária do MMDC. Em setembro encaminhei Ofício ao Senhor Diretor da Diretoria de Ensino e Cultura, atualmente administrador do Monumento Mausoléu por força do Decreto nº 51.130, de 25 de setembro de 2006 que determinou à Polícia Militar do Estado de São Paulo a responsabilidade pela segurança, manutenção e restauro do referido Monumento, solicitando estudos por parte da Corporação no sentido de proporcionar acomodações necessárias ao MMDC, impossibilitado de trabalhar no Obelisco.
O apoio da PMESP à Sociedade é imprescindível, principalmente porque a maioria dos núcleos criados tem atuação direta em Unidades da Corporação. Sabe-se que a Polícia Militar é a herdeira direta da Força Pública de 1932. O governo do Estado deverá tomar uma atitude mais condizente com a história de São Paulo e o MMDC.
Ainda pensamos em reorganização da entrega das honrarias da Sociedade, face dificuldades enormes que atravessamos neste 2015. Os núcleos atingiram o número de 46, mas precisam ser mais atuantes para com a Sociedade, auxiliando-a nas dificuldades. Na maioria das vezes criam muito mais problemas do que ajudam.
Meu caro amigo JOSÉ D´AMICO: veja que tenho uma plataforma a cumprir o ano que se inicia. Mas sozinho pouca coisa conseguirei. Preciso do apoio de todos!!!!

4 DE JANEIRO DE 2016     :  -    SEGUNDA-FEIRA
Estou estudando um PLANO DE AÇÃO para 2016 com relação ao que pretendemos fazer neste Ano Novo no MMDC. O ano que terminou apresentou uma mudança radical para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, obrigada que foi a mudar-se para o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Nossa ida para o OBELISCO DO IBIRAPUERA, deixando em definitivo a degradada sede na RUA ANITA GARIBALDI, trouxe uma série enorme de compromissos para o MMDC. Muito embora a administração, segurança e manutenção seja de alçada da Polícia Militar, agora a cargo da DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA, a presença física da Sociedade no Monumento acarreta encargos que impedem o nosso trabalho, ainda mais que apenas temos uma funcionária para cuidar de tudo. É humanamente impossível continuarmos trabalhando no Obelisco em 2016, a não ser que recebamos auxílio das partes envolvidas. Foi encaminhado um ofício ao Senhor Diretor de Ensino e Cultura da PMESP, CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, no sentido de que seja providenciada uma nova sede para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Uma sala no Museu da PM foi arrumada para isso, mas o ano terminou e não recebemos o "sinal azul" para que se concretizasse essa mudança. Acredito que 2016 irá apresentar o mesmo quadro e as mesmas dificuldades que enfrentamos no ano passado. Como MARINEI CHALUB é a única funcionária, cuidando de toda a administração, ela não pode trabalhar no Obelisco, interrompida a todo instante por visitantes ou então por perguntas dos PMs que ali trabalham, de como as coisas devem acontecer. A questão das solenidades é algo que preocupa muito para 2016. Algumas regras deverão ser obedecidas. Elas já existem, mas as autoridades proponentes dos eventos continuam a criar sérios entraves, com atrasos no envio das relações e dos currículos. Esperemos que, a partir de 21 de janeiro, possamos desenvolver um trabalho mais racional. As dificuldades deverão ser distribuídas para todos.
Numa mensagem que a MARINEI me passa nesta manhã, embora em gozo de férias, transmite essa preocupação.

5 DE JANEIRO DE 2016   :    -     TERÇA-FEIRA
Lancei ontem em meu blog o PLANO DE AÇÃO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para 2016. Trata-se de um RAIO X da Entidade, que vai começar seus trabalhos neste ano somente no dia 21. Iremos encontrar uma Sociedade precisando de muita coisa.
Vou até o Centro de SÃO PAULO. Passo pelo Corpo de Bombeiros a fim de buscar dinheiro na agência que funciona nesse lugar. Ali encontro vários conhecidos que me perguntam sobre as idéias que tenho a respeito do MMDC neste ano. O FERREIRA convida-me para almoçar na PRAÇA JOÃO MENDES. Retorno logo para casa.
Via WHATTS APP, MARINEI CHALUB, que se encontra de férias, diz que tomou conhecimento do PLANO DE AÇÃO para 2016.
Na tarde, entre em contato comigo, via celular, o FERNANDO MORENO. Fala do planejamento da MEDALHA DRÁUSIO no CPA/M-1 na segunda quinzena de janeiro. O SARGENTO PM CLEMENTE tinha falado sobre isso e, na época, em dezembro, mandei que se entendesse com o GEORGE TRAJANO, a fim de adquirir as peças da honraria e também quanto à confecção dos diplomas. Mais tarde, pelo WHATTS APP, o GEORGE confirma a ligação do CLEMENTE e irá providenciar a respeito. 
Até agora não recebi o Ofício do Cmt do CPA/M-1 solicitando a autorização para a entrega da MEDALHA DRÁUSIO, acompanhado da lista dos indicados para serem agraciados com essa honraria do MMDC.

6 DE JANEIRO DE 2016     :        -     QUARTA-FEIRA
MEUS AMIGOS, MINHAS AMIGAS
Agradeço a todos e a todas pela ajuda imensa que me deram durante o ano de 2015, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, principalmente por ocasião da mudança da sede, imprescindível e inadiável, para o Monumento ao Soldado Constitucionalista de 32-MMDC.
Mas, se de um lado beneficiou enormemente o MMDC, por outro lado tornou-se muito difícil trabalhar no Obelisco do Ibirapuera, face as visitas diárias que lá recebemos. Não há como atender o público e trabalhar nos projetos necessários para o bom andamento da missão. Essa situação levou o Presidente a elaborar um Ofício ao Diretor de Ensino e Cultura, CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, solicitando medidas importantíssimas para que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC possa desempenhar bem o seu papel.
Considerando que a Força Pública, hoje Polícia Militar do Estado de São Paulo participou ativamente da EPOPÉIA DE 32, com todo o seu efetivo, possibilitando os feitos e os fatos do Movimento Constitucionalista que culminaram na constituinte de 1933 e a Carta Magna de 16 de julho de 1934. Sem a participação da Força Pública não teria acontecido a revolução de 1932.
Considerando que a Polícia Militar do Estado de São Paulo comemora, juntamente com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC as datas significativas de 23 de maio (morte de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO); 9 de Julho, data da deflagração da Revolução e 2 de outubro, em que se comemora a Cessação das Hostilidades.
Considerando a Lei número 1.547, de 5 de janeiro de 1978, que estabeleceu o DIA DA JUVENTUDE; a Lei número 9.497, de 5 de março de 1977 que transformou o 9 de julho em DATA MAGNA para SÃO PAULO; o Decreto número 51.130, de 25 de setembro de 2006 que determinou que a Polícia Militar execute a administração, manutenção, segurança e restauro do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.
Considerando a criação de dezenas de núcleos diretamente ligados entre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a exemplo do Núcleo MMDC "CADETE RUYTEMBERG ROCHA", situado na Academia Militar do Barro Branco; o Núcleo MMDC "GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO", na Escola Superior de Soldados; o Núcleo MMDC-TENENTE-CORONEL ÁLVARO MARTINS "AUDAZES BOMBEIROS - LUZ DA PÁTRIA", na Escola Superior dos Bombeiros; o Núcleo MMDC - GAVIÕES DE PENACHO, no Grupamento de Rádio-Patrulha Aérea "JOÃO NEGRÃO"; o Núcleo MMDC "CORONEL PEDRO DIAS DE CAMPOS", no 1º Batalhão de Polícia de Choque "TOBIAS DE AGUIAR"; o Núcleo MMDC "CORONEL ARLINDO DE OLIVEIRA", no Regimento de Polícia Montada "9 de Julho", e muitos outros em outras Unidades da Polícia Militar.
Considerando que, dentre a expansão e o desenvolvimento da Sociedade Veteranos de 32-MMDC no cenário nacional, atrelado à própria Corporação, há necessidade imperiosa de se reformar condignamente o atual Estatuto da instituição, talvez até com a intervenção governamental. Isso já foi pedido ao Administrador do Monumento Mausoléu que, com toda a certeza, já levou o problema para seus superiores, que irão estudar com a devida atenção, pois é absolutamente necessário que a situação do MMDC seja mudada.
Foi proposta em setembro a mudança da sede da Sociedade para um próprio do Estado, possibilitando o arejamento do MMDC no sentido de continuar com suas atividades, face a verificação que se torna impossível trabalhar no Monumento Mausoléu, onde não há salas adequadas para atender os associados e visitantes.
Todos têm conhecimento que há no MMDC apenas uma funcionária que além de atender o público, tem outros afazeres que a sobrecarregam sobremaneira (elaboração de boletos, depósitos e retiradas de dinheiro em banco, envio de cartas pelo correio, etc, etc). Ao lado de tudo isso está a elaboração de listas e confecções de diplomas para a entrega das honrarias do MMDC, o que ocupa um grande espaço de seu tempo.
Para o ano de 2016 há premente necessidade de revitalização de certas regras que não foram cumpridas nos últimos anos:
1º elaboração do competente ofício por parte da autoridade proponente à entrega das honrarias ao Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC com o prazo mínimo de um mês, já citando em anexo ao ofício as personalidades que deverão receber a honraria, e seus respectivos currículos. O número de recipiendários não pode ultrapassar de 32, em homenagem ao ano da revolução. Entregue a lista  esta não poderá mais ser mudada. Caso algum nome seja obrigado a ser retirado, não haverá substituição em hipótese alguma, a fim de não criar confusões de última hora, fato que aconteceu com certa frequência nos últimos anos;
2º a compra das peças das honrarias em metalúrgica que melhor satisfizer a autoridade proponente, evitando-se ao máximo os comentários dos alcoviteiros de plantão que, embora de maneira velada, fala-se por despeito em compra de medalhas. O MMDC nunca vendeu e nunca venderá medalhas, sendo até motivo de calúnia, difamação ou injúria (passível de ação criminal);
3º face as deficiências do MMDC, a autoridade proponente auxiliará ao máximo na confecção dos respectivos diplomas, em íntima ligação com a Sociedade;
4º em princípio as medalhas da Sociedade são outorgadas aos associados, a fim de fortalecer os laços da entidade para com seus participantes ativos. Os casos particulares deverão ser submetidos ao Conselho das Medalhas.
Como entramos em 2016 apenas com 22 combatentes vivos, sendo que o caçula está com 101 anos, iremos revitalizar a COFAM (COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32), sendo que iremos designar um coordenador para essa Comissão. A COFAM foi criada, em 9 de julho de 2012, num pronunciamento do presidente do MMDC, na Assembléia Legislativa, mas no ano passado não foi considerada devidamente, face as grandes dificuldades oferecidas por causa da mudança da Sociedade para o Obelisco do Ibirapuera.
A participação da juventude nos eventos do MMDC é imperiosa. As crianças abriram o Desfile Cívico-Militar do último 9 de Julho e foi alvo de calorosas palmas da multidão que lotou as imediações da Avenida Pedro Álvares Cabral. Nossa associada ORÍTIA ABREU SERAFIM desempenhou de forma brilhante a coordenação das crianças. Está sendo oferecida a ela a Diretoria da Juventude da Executiva da Sociedade. Aguardo sua resposta nesse sentido. Não temos mais veteranos em condições físicas de participar dos desfiles. A substituição dos veteranos precisa ser feita pela juventude atual.
Devemos lutar de todas as maneiras contra a inadimplência de associados. Quase 40% do quadro societário "esquece" de pagar os devidos boletos. Obriga-se a expedição de novo boleto, com grande desgaste da funcionária que já está por demais sobrecarregada. Ao lado do combate aos associados devedores há necessidade de se trabalhar no sentido de que se processe o aumento societário.
Por último, devemos atender da melhor maneira possível aos turistas que frequentam o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Após a reabertura em 9 de dezembro de 2014, o Monumento recebeu a visita de turistas de 35 países. Deveria, desde a sua abertura, haver o sistema de tradução do histórico do Monumento e da própria Revolução de 32, mas isso não foi pensado pelo governo, naquela época.
FACE AO EXPOSTO, solicito a AJUDA DE TODOS no sentido de minimizar as dificuldades que estamos enfrentando. Acataremos sugestões, mas, não procurem apenas sugerir, mas sim trazer as adequadas soluções. Muita coisa tem se falado, mas pouca coisa de prático tem-se feito. Os abnegados que se dedicam inteiramente à Sociedade são muitos poucos. Aceitamos o voluntariado que realmente traga resultados práticos.
PRO MMDC FIANT EXIMIA. A UNIÃO FAZ E TRAZ A FORÇA!!!!

14 DE JANEIRO DE 2016
O CPA/M-1 manda-me a lista das 32 personalidades que irão receber a MEDALHA DRÁUSIO em 21 de janeiro, às 16:30 horas, por ocasião da solenidade de Aniversário desse Comando de Área (Centro). Na lista consta o nome do CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, mas ele já foi condecorado com a DRÁUSIO no dia 30 de outubro último. Aviso o CPA/M-1 dessa situação.
1.1. Cel PM Francisco Alberto Aires de Mesquita;
1.2. Cel PM Audi Anastácio Félix;
1.3. Cel PM Ieros Aradzenka;
1.4. Cel PM Gilberto Tardochi da Silva;
1.5. Cel PM Reynaldo Simões Rossi;
1.6. Cel PM Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli;
1.7. Cel PM Nivaldo Cesar Restivo;
1.8. Cel PM Celso Luiz Pinheiro;
1.9. Cel PM Rogério de Oliveira Xavier;
1.10. Cel PM Humberto Gouveia Figueiredo;
1.11. Cel PM Sérgio Felleto;
1.12. Cel PM Ernesto Púglia Neto;
1.13. Cel PM Roberto Rodrigues Junior;
1.14. Cel PM Luis Henrique Di Jacintho Santos;
1.15. Ten Cel PM Henrique Motta Neves;
1.16. Ten Cel PM Francisco Alves Cangerana Neto;
1.17. Ten Cel PM André Luis de Oliveira;
1.18. Ten Cel PM Márcio Streifinger;
1.19. Maj PM Cicero da Silva Pires;
1.20. 1º Ten PM Renato Souza Machado;
1.21. 2º Ten PM Írio Trindade de Jesus;
1.22. 1º Sgt PM Jonas Siqueira de Oliveira;
1.23. Cb PM Edson de Melo da Silva;
1.24. Cb PM José Luiz Pereira Leite;
1.25. Cb PM Marcelo de Souza Silva;
1.26. Cb PM Edmilson dos Santos Elizeu
1.27. Dr. Luiz Eduardo Vitagliano
1.28. Sr. Luciano Martins Farias;
1.29. Sr. Pedro Matizonkas Neto;
1.30. Sra. Vilma Peramezza;
1.31. Sra. Marta Lilia Porta Campoamor Regairás;
1.32. Sr. Mituru Korara Takarabe.
Recebo um telefonema do HELCIO DALLARI. Ele está recebendo a visita de sua tia-avó, irmã do herói de 32, TENENTE MÁRIO DALLARI, cujos restos mortais estão no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. Ele quer levar sua tia-avó ao Obelisco do Ibirapuera.

21 DE JANEIRO DE 2016 - QUINTA-FEIRA

Depois de passarmos um mês longe das atividades no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, face as férias da nossa funcionária MARINEI CHALUB, era idéia reiniciar nossos trabalhos, agora em 2016, já com uma solenidade programada para o quartel da Rua Vergueiro, 363, sede do CPA/M-1, que está aniversariando. Recebi há dias a RELAÇÃO FINAL DOS AGRACIADOS COM A MEDALHA DRÁUSIO EM 21 DE JANEIRO DE 2016, DURANTE A CERIMÔNIA DE ANIVERSÁRIO DO CPA/M-1, ÀS 16:30 HORAS.
A RELAÇÃO DOS AGRACIADOS COM A MEDALHA DRÁUSIO EM 21 DE JANEIRO DE 2016, NO QUARTEL DO CPA/M-1, POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO DA UNIDADE, SOFREU UMA MODIFICAÇÃO COM A RETIRADA DO NOME DO CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI (foi agraciado com a DRÁUSIO em 30 de outubro de 2015)
1.1. Cel PM Francisco Alberto Aires de Mesquita;
1.2. Cel PM Audi Anastácio Félix;
1.3. Cel PM Ieros Aradzenka;
1.4. Cel PM Gilberto Tardochi da Silva;
1.5. Cel PM Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli;
1.6. Cel PM Nivaldo Cesar Restivo;
1.7. Cel PM Celso Luiz Pinheiro;
1.8. Cel PM Rogério de Oliveira Xavier;
1.9. Cel PM Humberto Gouveia Figueiredo;
1.10. Cel PM Sérgio Felleto;
1.11. Cel PM Ernesto Púglia Neto;
1.12. Cel PM Roberto Rodrigues Junior;
1.13. Cel PM Luis Henrique Di Jacintho Santos;
1.14. Ten Cel PM Henrique Motta Neves;
1.15. Ten Cel PM Francisco Alves Cangerana Neto;
1.16. Ten Cel PM André Luis de Oliveira;
1.17. Ten Cel PM Márcio Streifinger;
1.18. Maj PM Cicero da Silva Pires;
1.19. 1º Ten PM Renato Souza Machado;
1.20. 2º Ten PM Írio Trindade de Jesus;
1.21. 1º Sgt PM Jonas Siqueira de Oliveira;
1.22. 1º Sgt. PM Gerusa Gonçalves Gino
1.23. Cb PM Edson de Melo da Silva;
1.24. Cb PM José Luiz Pereira Leite;
1.25. Cb PM Marcelo de Souza Silva;
1.26. Cb PM Edmilson dos Santos Elizeu
1.27. Dr. Luiz Eduardo Vitagliano
1.28. Sr. Luciano Martins Farias;
1.29. Sr. Pedro Matizonkas Neto;
1.30. Sra. Vilma Peramezza;
1.31. Sra. Marta Lilia Porta Campoamor Regairás;
1.32. Sr. Mituru Korara Takarabe.

Mas as coisas não são como a gente quer. Recebo hoje um telefonema do Comandante do CPA/M-1, CORONEL PM LUÍS HENRIQUE DI JACINTHO SANTOS, esclarecendo os motivos pelos quais a solenidade foi ontem cancelada após reunião no Quartel do Comando Geral.
Não consegui avisar as pessoas que foram convidadas para participar do evento e, face a confusão programada para hoje à tarde, inclusive com interdição da 23 de maio e outras artérias importantíssimas da cidade de SÃO PAULO, tomei a decisão de não ir ao Monumento Mausoléu também. O retorno de MARINEI ao OBELISCO fica prejudicado em razão de tudo isso. Ela trabalhará em sua residência.
A parte da manhã é de vários contatos, todos relacionados com o adiamento da solenidade do CPA/M-1, que provavelmente vá acontecer em princípios de fevereiro.
Recebo e-mail do VALTER RIBAS NETO, convidado para esse evento e que não pode ser avisado a tempo.   
Prezado Coronel Ventura,
Saudações Constitucionalistas!
Estive presente no CPM-1 para participar da cerimônia de entrega das medalhas, mas devido às manifestações ficou tudo suspenso até 2ª ordem.
Acabei não recebendo nenhum comunicado sobre seu cancelamento.
Na próxima semana irei ao Mausoléu de 32 para conversarmos sobre minha possível participação na recepção de turistas nos finais de semana.
Um forte abraço e até breve.
Valter Ribas Neto
Engemarketing
São Paulo - Brasil
PREZADO VALTER RIBAS NETO
Ontem à tarde, quando estávamos enterrando no Cemitério da Consolação o veterano da 2ª Guerra Mundial SARGENTO NEWTON LA SCALÉIA, o Cmt do CPAM1 foi chamado ao Quartel do Comando Geral da PMESP e, dado o momento crítico dos movimentos de rua na data de 21 do corrente, ficou decidido que não haveria a solenidade.
Somente hoje, um pouco antes do horário das 16:30 horas é que o Cmt do CPA/M-1 ligou-me e explicou o que estava acontecendo. O evento deverá ser realizado em princípios de fevereiro.
Não consegui avisar ninguém do que foi decidido no QCG e fiquei frustrado pelo acontecido, mas entendendo plenamente a posição do Comandante da Área Centro.
Amanhã cedo estaremos no Comando Militar do Sudeste na passagem de Comando da 2ª Região Militar e da 2ª Divisão Militar, como também na posse do novo Chefe do EM.  
Caro Cel Ventura,

(resposta do VALTER RIBAS NETO)
Sim! o momento de São Paulo é crítico e toda a PM precisa ficar alerta, como sempre esteve!
As PMF estavam avisando a todos que se dirigiam para lá sobre a suspensão do evento.
Mais um "Pracinha" herói da FEB tombando em combate! Que os Anjos os receba com uma bela Ordem Unida.
Amanhã, infelizmente não poderei ir ao CMSE, mas na próxima semana irei visitá-lo no Mausoléu com muita satisfação.

Acompanho, pela televisão, os acontecimentos no centro da cidade, atrapalhando, mais uma vez, o sossego das pessoas que necessitam de transitar pela 23 de maio, Paulista, Rebouças e ruas que dão acesso às principais artérias.

26 DE JANEIRO DE 2016      :   -       TERÇA-FEIRA
Uma manhã difícil de passar. Não estou bem de saúde. O calor deixa-me atordoado e não consigo produzir muita coisa no computador. Mesmo assim, com sérias dificuldades, vou para o Obelisco do IBIRAPUERA no período da tarde. No ano passado, em documento encaminhado ao CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, fiz ver ao administrador do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 que é impossível desempenhar qualquer serviço nesse lugar. As interrupções são muitas e nada de planejamento pode ser feito. Até agora não tenho uma resposta concreta sobre a mudança do local da sede da Sociedade. Minhas condições físicas estão colaborando muito para que as condições de locomoção fiquem cada vez mais problemáticas.
Encontro MARINEI CHALUB às voltas com as contas. Dezenas de associados se "esqueceram" de pagar os boletos e estamos trabalhando no vermelho. Ela irá elaborar novos boletos a fim de zerar o negativo. A tarde de 36 graus é terrível de se passar.
Recebo um telefonema do IV COMAR convidando-me para um evento amanhã à tarde. Como esse convite vem diretamente do Comandante, MAJOR-BRIGADEIRO MARCELO KANITZ DAMASCENO, deverei comparecer às 15:30 horas de 27 de janeiro à Aeronáutica.
Às 16 horas, MARINEI deixa o Obelisco. Conduz-me até em casa numa das piores tardes que já passei.         

29 DE JANEIRO DE 2016
Vou tarde para SÃO PAULO, enfrentando temperatura de 36 graus. Chego no Obelisco do IBIRAPUERA depois das 14:30 horas. Encontro MARINEI CHALUB trabalhando na elaboração de boletos para os associados, pois hoje a Sociedade Veteranos de 32-MMDC está com cinco mil reais no "vermelho", e isso é fruto dos associados inadimplentes, infelizmente. Por outro lado, comparecem algumas pessoas que querem se filiar ao MMDC. MARINEI coloca um comunicado para reunião de Diretoria Executiva e Presidentes de Núcleos e Comissões em 12 de fevereiro, às 14:30 horas.
Visitam o Obelisco nesta tarde um grupo da ESCOLA SUPERIOR DE SARGENTOS. É uma determinação do Diretor de Ensino e Cultura, CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI.
Por falta de condução não posso ir até o 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO, em OSASCO, quando acontecerá nesta tarde a passagem de Comando do TENENTE-CORONEL JONH DAVYS BEZERRA DANTAS para o TENENTE-CORONEL VLADIMIR 
Quando estamos retornando para GUARULHOS, pelo celular recebo um telefonema do Professor CARLOS NASCIMENTO, de CRUZEIRO, falando de um contato seu com o SARGENTO PM RAMIRO, que quer manter um contato comigo. Mais tarde, pelo e-mail, recebo a mensagem do RAMIRO.
Ilmo Sr. Cel Ventura
Conversei com o Professor Carlos, referente a presença dos Senhores, representando então o MMDC. No último Desfile da Independência, no Anhembi, conheci o trabalho de vocês, estamos com um movimento em prol dos Veteranos Unidos Militares Paulistas,(página no face). Este nosso trabalho, a missão principal é apoio em todos sentidos ao veterano, que esta abandonado. Daí o a nossa iniciativa em criar a V.U.M.P já temos em média 300 homens desde Dezembro último, com esta missão ímpar, desprovida de benefícios e anseios próprios. Por favor veja nosso trabalho no Facebook, mas ocorre que iniciamos com meios próprios, e assim será feita um almoço, para então angariar fundos para este fim. Seria então maravilhoso,daí a presença do MMDC,por favor, poderia contar com mui digna presença. A seguir envio fotos do convite, e meu fone whatsApp: 11)94736-2657 e fixo 4312-7154,sou o Sgt RamiroSFerreira ( COPOM CPAM/12) Ref em 2011,associado da APMDFESP.
Abrçs Cmte
Aguardo ctto
IMG-20160129-WA0365.jpg
162K

Mario Ventura 
29 de janeiro de 2016 18:30
Para: Rpolmil SFerreira
Prezado RAMIRO

Coloquei a sua mensagem em meu blog para o conhecimento de todos os meus amigos e amigas.
Louvo o seu trabalho quando a organização dos VETERANOS UNIDOS MILITARES PAULISTAS.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC poderá contar com vocês no Desfile 9 de Julho?
Precisaria ser criado um uniforme próprio para a V.U,M.P
Vou realizar uma reunião da Diretoria Executiva e dos Presidentes dos Núcleos e Comissões em 12 de fevereiro, às 14:30 horas. Você está convidado a participar desse nosso encontro, no Obelisco do IBIRAPUERA.

Coloco a seguinte mensagem no FACEBOOK:
INCRÍVEL, MAS HOJE FAZ UM ANO QUE SOLICITAMOS A COLOCAÇÃO DE UM SEMÁFORO PARA A TRAVESSIA DOS PEDESTRES QUE QUEREM VISITAR O MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32 - OBELISCO DO IBIRAPUERA - E ATÉ AGORA NADA FOI PROVIDENCIADO. POR QUÊ SERÁ?
O CARTÃO POSTAL DE SÃO PAULO, QUE EM UM ANO RECEBEU TURISTAS DE 25 PAÍSES NÃO MERECE A ATENÇÃO DAS AUTORIDADES COMPETENTES, APESAR DE REITERA
DOS PEDIDOS?
QUEM PODE ME AJUDAR NESSA EMPREITADA, PARA O BEM DO MAIOR MONUMENTO MAUSOLÉU DA AMÉRICA LATINA?
OU IDEOLOGIAS ESPÚRIAS ESTÃO IMPEDINDO QUE SE COLOQUE ESSE SEMÁFORO?

3 DE FEVEREIRO DE 2016      :      -     QUARTA-FEIRA
Finalmente, acontecerá neste 3 de fevereiro a solenidade de aniversário do CPA/M-1, que fora marcada para o dia 22 de janeiro e adiada por motivos dos movimentos de rua naquela data.
MARINEI CHALUB passa em casa por volta das 8 horas e vai me deixar na Rua VERGUEIRO, 363, onde se situa o CPA. Depois, vai para o Obelisco, onde ainda está expedindo os boletos referentes ao primeiro trimestre de 2016. Muita gente está atrasada com os pagamentos e a Sociedade trabalha no vermelho, coisa que não pode acontecer.
Sou recepcionado pelo CORONEL PM LUÍS HENRIQUE DI JACINTHO SANTOS, Comandante do CPA/M-1 e seus oficiais. Encontro-me com os outros oficiais indicados para serem agraciados com a MEDALHA DRÁUSIO nesta manhã. Está conosco o DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, que foi Comandante do CPA/M-1 e Comandante Geral da Corporação.
Preside a solenidade o SubCmt Geral, CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA. No palanque estão comigo também o FERNANDO MORENO, Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, AMADO RÚBIO e MARCELO COVATS. Sinto a falta do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e de outros membros da diretoria do MMDC.
Após as palavras do Comandante do CPA/M-1, alusivas ao aniversário da Unidade, procede-se a entrega da MEDALHA DRÁUSIO. São condecorados:   
1.1. Cel PM Francisco Alberto Aires Mesquita;
1.2. Cel PM Audi Anastácio Félix;
1.3. Cel PM Ieros Aradzenka;
1.4. Cel PM Gilberto Tardochi da Silva;
1.5. Cel PM Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli;
1.6. Cel PM Nivaldo Cesar Restivo;
1.7. Cel PM Celso Luiz Pinheiro;
1.8. Cel PM Dimitrios Fyskatoris
1.9. Cel PM Rogério de Oliveira Xavier;
1.10. Cel PM Humberto Gouveia Figueiredo;
1.11. Cel PM Sérgio Felleto;
1.12. Cel PM Ernesto Púglia Neto;
1.13. Cel PM Roberto Rodrigues Junior;
1.14. Cel PM Luis Henrique Di Jacintho Santos;
1.15. Ten Cel PM Henrique Motta Neves;
1.16. Ten Cel PM Francisco Alves Cangerana Neto;
1.17. Ten Cel PM André Luis de Oliveira;
1.18. Ten Cel PM Márcio Streifinger;
1.19 Maj PM Cicero da Silva Pires;
1.20. 1º Ten PM Renato Souza Machado;
1.21. 2º Ten PM Írio Trindade de Jesus;
1.22. 1º Sgt PM Jonas Siqueira de Oliveira;
1.23. 1º Sgt. PM Gerusa Gonçalves Gino
1.24 Cb PM Edson de Melo da Silva;
1.25. Cb PM José Luiz Pereira Leite;
1.26. Cb PM Marcelo de Souza Silva;
1.27. Cb PM Edmilson dos Santos Elizeu
1.28. Dr. Luiz Eduardo Vitagliano
1.29. Sr. Luciano Martins Farias;
1.30. Sr. Pedro Matizonkas Neto;
1.31. Sra. Vilma Peramezza;
1.32. Sra. Marta Lilia Porta Campoamor Regairás;
1.32. Sr. Mituru Korara Takarabe.
Após o desfile da tropa, vamos para o Salão Nobre a fim de inaugurar uma placa alusiva à inauguração da UIS-CENTRO e também o retrato do CORONEL PM CELSO LUÍS PINHEIRO, Comandante anterior do CPA/M-1 e atual Comandante da Academia Militar do Barro Branco.
Vou deixar o CPA/M-1 por volta das 11:45 horas. Pelo celular, MARINEI CHALUB dá a notícia da morte do Professor OSMAR GARCIA STOLAGI, da Associação Comercial, Distrital do IPIRANGA, nosso companheiro do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. O enterro será às 14 horas, no Cemitério da VILA MARIANA. Compareço à Caixa Econômica Estadual, agência situada na Avenida Liberdade. Ali me encontro com o funcionário MAURO, conforme tínhamos combinado ontem. Vamos almoçar num restaurante bem próximo dessa agência e acertar detalhes com relação ao nosso amigo MAURÍCIO, que não pode almoçar  conosco. Antes de me dirigir ao Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, passo pela agência do BANCO DO BRASIL, que fica no Corpo de Bombeiros.
Um tremendo calor de 36 graus vai me castigar um bocado até atingir o Obelisco. Nossa funcionária cuida dos boletos. A Sociedade precisa sair do déficit de caixa, algo muito ruim. 
Nosso Associado SCALISE vem nos visitar nesta tarde. Ele teve problemas na coluna cervical, mas agora está bem.
Por volta das 16 horas, deixamos o Obelisco. Noto que MARINEI está extremamente cansada. Ela me transporta até minha residência.

17 DE FEVEREIRO DE 2016     :      -      QUARTA-FEIRA
Face os problemas caseiros, não poderei ir a CURITIBA nesta data. Amanhã haverá uma solenidade programada pela ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DA LAPA. Tudo estava planejado para a viagem, de avião, até CURITIBA, nesta quarta-feira. Mas o pré-infarto e as consequências da doença na pessoa da LUCINDA fazem com que tenha de me abdicar de algumas solenidades.
Em razão dessa situação, passo uma mensagem para o MARIANO, nesta manhã. 
Estimado MARIANO
Infelizmente não posso deixar a MARECHALA sozinha. Ela me pediu para não viajar e, carente, percebo que ela precisa urgentemente de meu apoio. Deverá ir a um especialista ainda hoje.
Isso abala profundamente a gente. O MMDC sofre com isso. Deixo de comparecer a algumas solenidades, bem mais perto, visto o problema caseiro.
Leve a mensagem de que espero que a solenidade seja coroada de sucesso. Aguardo os resultados.
Telefona-me o SARGENTO TARCÍSIO. Haverá um evento na Câmara Municipal amanhã, com entrega de medalhas. Há diplomas do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32" para serem assinados. Ele os levará amanhã à tarde no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Os demais contatos já foram feitos.
Diz ele que também fez contatos com o novo Secretário da Educação, desembargador JOSÉ ROBERTO NALINI, no sentido de que criar o Núcleo MMDC - CAETANO DE CAMPOS. Também manteve diálogo com a CBC e a OAB-SP nesse sentido. Concordo com ele, apesar de estar muito pessimista nesta manhã.
Por volta das 13 horas, MARINEI CHALUB passa pela minha casa, a fim de me levar ao Obelisco do IBIRAPUERA. Desde ontem, por problemas na copa do Monumento Mausoléu, determinei que ela trabalhe pela manhã em sua casa, uma vez que não há conduções de almoçar no Obelisco.
MARINEI está precupadíssima com o registro das Atas da Assembléia Geral Eleitoral, de 30 de abril e da posse dos eleitos para os cargos de presidentes da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo. Todo esse atraso está no problema da mudança de endereço da Sociedade, cujo Estatuto não pode ser alterado, até agora, porque o Presidente do Conselho Deliberativo não deixou realizar a Assembléia Geral marcada para 30 de abril, sob alegação que não havia quorum suficiente de associados para isso.
Vamos até o Cartório nesta tarde e lá ficou esclarecido que o problema de quorum não impediria do registro do Estatuto constando a alteração da mudança de endereço, sendo que isso é um assunto interno da Sociedade. A Ata da Posse contém erro e precisa ser refeita. Saindo do Cartório, vamos para GUARULHOS. Novamente há ameaça de novo temporal em São Paulo. No caminho, entro em contato, via celular, com o CORONEL PM MENDES e com o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, pois eles devem rubricar a página da Ata da Posse que será substituída. Prometem passar amanhã pelo MMDC, à tarde. Estou contrariado com essa situação. Vê-se, claramente, que poderia ter sido realizada aquela Assembléia Geral marcada para o dia 30 de abril. Os problemas estão no próprio seio da Sociedade.
CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo, anuncia reunião para o dia 25 de fevereiro. Quer que se realize a reunião do Conselho Superior ainda em fevereiro, conforme manda o Estatuto. Marco essa reunião para o dia 29 de fevereiro. Tudo isso é feito através internet.  

Somente hoje é que a PAULISERV encaminha os currículos dos homenageados com a MEDALHA ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL. A honraria foi entregue no dia 7 de dezembro, em sessão solene na Assembléia Legislativa de São Paulo, por propositura do Deputado Estadual CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO. Naquela noite, os homenageados com a honraria compareceram e os diplomas não foram feitos pelo NÚCLEO MMDC-LESTE. Para não estragar o evento, autorizei a entrega da Medalha, uma vez que o Núcleo pertence à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A demora na entrega dos currículos é culpa da PAULISERV, que os encaminha somente agora, pela internet.
A mensagem da PAULISERV segue para o CAPITÃO PM NATANAEL, Presidente do Núcleo, a quem cabe providenciar a confecção dos diplomas.

Boa tarde Cel Ventura e Sra Marinei                              
Conforme solicitação, estamos enviando em anexo a Planilha dos Homenageados da Medalha Esplendor de São Miguel e os Curriculos correspondentes, para que os Diplomas possam ser confeccionados.
Desde já muito obrigado
Atenciosamente,
Estimado NATANAEL
Seguem os currículos para a feitura dos respectivos diplomas.
No ano passado, na Assembléia Legislativa, os homenageados compareceram e para não estragar a festa do CORONEL PM CAMILO, proponente da Sessão Solene, e também para não criar embaraço aos recipiendários, AUTORIZEI a entrega da Medalha ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL.
Quaisquer outras implicações, mantenha contato com a PAULISERV.
Mantenha-me informado, uma vez que vários dos nomes constantes da lista da PAULISERV já reclamaram o seu diploma. Somente agora é que a PAULISERV está remetendo os currículos.
PREZADA ANA
Somente hoje é que chegam os currículos e estou encaminhando diretamente para o CAPITÃO PM NATANAEL confeccionar os respectivos diplomas.
Solicito fazer quaisquer cobranças diretamente ao CAPITÃO PM NATANAEL,
Presidente do NÚCLEO MMDC-LESTE e responsável pela confecção dos ditos diplomas, uma vez que a MEDALHA ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL pertence a esse Núcleo. 
MARINEI
Os currículos estão sendo encaminhados agora para o CAPITÃO PM NATANAEL.
A demora na remessa é culpa da PAULISERV que somente hoje encaminhou os mesmos.
Qualquer outra demanda deverá ser dirigida diretamente ao NÚCLEO MMDC-LESTE.
A entrega da MEDALHA ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL, na sessão solene havida na Assembléia Legislativa, cujo proponente foi o CORONEL PM CAMILO, foi determinada por mim, face as contingências do momento: os homenageados presentes foram convidados para serem agraciados com dita medalha.



18 DE FEVEREIRO DE 2016      :      -      SEXTA-FEIRA
Estamos convidados para ir nesta manhã até o CAES, onde acontecerá a solenidade o término de estágio dos novos médicos da PMESP. MARINEI CHALUB passa para me pegar por volta das 8:30 horas. É a primeira vez que vamos ao CAES. Ali encontramos o CMT GERAL, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI; CORONEL Méd PM ROBERTO RODRIGUES JÚNIOR; CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, Diretor de Ensino e Cultura; CORONEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO, Comandante da APMBB; CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO, Comandante do Policiamento de Choque. O Deputado Federal MAJOR PM OLÍMPIO também comparece ao evento. Da Sociedade Veteranos de 32-MMDC está presente o FERNANDO MORENO, Presidente do Conselho Fiscal.
Procede-se a entrega das espadas aos novos médicos; eles prestam o Juramento à Bandeira. Há entrega de mimos e embora minha intenção fosse conversar com o CORONEL PM REYNALDO sobre assuntos pertinentes ao Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, vejo que não é hora de tratar disso.
Retornamos para GUARULHOS  a fim de almoçar. Ainda vamos ao Obelisco para acertar problemas da Ata da Posse dos novos dirigentes do MMDC, após o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO ter passado, antes de nós, pelo Obelisco. Mais uma vez nuvens negras tomam conta do céu da cidade de São Paulo. Mas conseguimos chegar em GUARULHOS sem outros problemas.

25 DE FEVEREIRO
Por volta das 14 horas, estou na Câmara Municipal, no gabinete do vereador TONINHO PAIVA. Estudamos detalhes da solenidade programada para o dia 15 de março, na PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI. Como todos sabem, TONINHO PAIVA foi o autor da denominação dessa praça, homenageando o eterno guerreiro GINO STRUFFALDI. A assessora do vereador, dona NORMA, ajuda muito quanto ao roteiro da solenidade. Mas não posso ficar muito tempo com o vereador TONINHO PAIVA, pois tenho de estar na Secretaria de Educação por volta das 16 horas.
Vamos rever esse prédio, de saudosa recordação, pois nos anos em que eu era tenente do BATALHÃO DE GUARDAS e, mais tarde, no Comando de Policiamento de Choque, esse prédio foi Quartel General de missões de policiamento contra arruaceiros políticos.   

O edifício Caetano de Campos foi inaugurado em 2 de agosto de 1894 e foi sede da primeira Escola Normal paulista. O prédio constitui-se num dos mais significativos monumentos republicanos do Estado de São Paulo. Com 225 janelas, 86 metros de largura e 37 metros de profundidade nos pavilhões laterais, o edifício foi construído para ser um dos símbolos da educação do Estado.
Originalmente, o prédio possuía apenas dois andares, até que, no final da década de 30, ganhou um novo pavimento para abrigar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Por esse motivo, o Caetano de Campos é considerado, também, um dos berços da Universidade de São Paulo.
Apesar de sua enorme importância arquitetônica, cultural e política, o Caetano de Campos quase foi demolido no final da década de 70, para a implantação da linha Leste-Oeste do metrô, mas foi salvo por meio da mobilização de parte da população paulista. Hoje, o prédio é considerado um monumento histórico e foi tombado como bem cultural do Estado e do Município de São Paulo pelo CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO, ARQUEOLÓGICO E TURÍSTICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (CONDEPHAAT) e pelo CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E AMBIENTAL DA CIDADE DE SÃO PAULO (CONPREST).).
Em 1978, o instituto de educação foi transferido e o prédio passou a abrigar a Secretaria da Educação do Estado. Em 1979, o Caetano de Campos foi reformado e restaurado para abrigar os funcionários da Pasta.
É nesse prédio histórico que vamos criar o 47º NÚCLEO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, em companhia das pessoas que são citadas na ATA DE CRIAÇÃO DO NÚCLEO.
ATA 001
SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
NÚCLEO MMDC-CAETANO DE CAMPOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Aos 25 dias do mês de fevereiro do ano de 2016, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Praça da República, nº 53, São Paulo - Capital, realiza a nomeação da Presidência Executiva do respectivo Núcleo.
Estiveram presentes na reunião: Cel PM Mario Fonseca Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Desembargador Dr. José Renato Nalini, Dr. Antonio Carlos Luz Magalhães, Agente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Comendador Roberto C. F. Mendes, Diretor do Núcleo MMC Ibirapuera, Sr JonathanGisley Cunha, Assessor Especial do Secretário de Educação do Estado de São Paulo, e 2º Sgt Tarcísio Cândido de Aguiar, Diretor de Relações Públicas da Diretoria Executiva do Núcleo MMDC HERÓIS DE 32.
O Sr Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Cel Mario Fonseca Ventura, RG 2.499.336, CEP 116.250.408-06, casado, residente e domiciliado na cidade de Guarulhos, SP, por meio de sua competência na presidência supra citada, nesta reunião cria o NÚCLEO MMDC "CAETANO DE CAMPOS" DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e nomeia como Presidente,
Presidente Exmº Professor José Renato Nalini, Secretário de Educação do Estado de São Paulo
E registra que a função de Presidente é reservada ao Secretário em Exercício
O Desembargador Sr. José Renato Nalini - Presidente da Diretoria Executiva do Núcleo MMDC "Caetano de Campos" nomeará sua diretoria em data a ser estabelecida e consultada a Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Assinam a presente ata:
Cel PM Mario Fonseca Ventura
Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
Des. Dr. José Renato Nalini
Presidente Núcleo MMDC "CAETANO DE CAMPOS"
RODRIGO LIMA GUTENBERG
Presidente do Núcleo MMDC NORTE
Com Roberto C.T. Mendes
Diretor do Núcleo MMDC IBIRAPUERA
Dr. Antonio Carlos Luz Magalhães
2º Sgt Tarcísio Cândido de Aguiar
Diretor de Relações Públicas do Núcleo Ibirapuera
Jonathan Gisley Cunha
Assessor Especial do Secretário de Educação ESP.
Após a reunião formal, conversamos com aqueles que foram testemunhas da criação do Núcleo, já prevendo futuros acontecimentos envolvendo o MMDC e agora, o mais nóvel núcleo da Sociedade.

9 DE MARÇO
Estou preocupado com os destinos do MMDC. Não temos condições de trabalhar no Obelisco. Muitas pessoas procuram-nos e interrompem nosso serviço. Ontem, MARINEI ficou simplesmente "apavorada". Queria fazer as coisas e não tinha condições. O pior é que as finanças novamente apresentam um saldo negativo e as contas entram novamente no vermelho. Precisamos urgentemente tomar uma medida que venha sanar esse problema que está se tornando cada vez mais complicado.
Em setembro coloquei no papel toda essa problemática e encaminhei para o Diretor de Ensino e Cultura, responsável pela Administração do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. As coisas estão demorando muito para serem resolvidas. Ontem, tentei conversar com o CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, mas não obtive êxito. Vou tentar hoje à tarde.
Repetindo o que aconteceu ontem, às 12:30 horas, MARINEI CHALUB passa pela minha residência e vamos para o IBIRAPUERA.
Encontramos no Monumento o WILLIAM MASCARENHAS. Ele combinou com DENYS SOUZA e ROSÂNGELA HENRIQUE GONÇALVES um encontro comigo nesta tarde. Retorna ao serviço o CABO PM GILBERTO, que se encontrava de férias.
Nem bem chegamos e já estão no Obelisco uma Comissão de CRUZEIRO para tratar de assuntos relativos ao 9 de Julho naquela cidade. Procuro conversar com essa Comissão em local retirado do nosso local de trabalho, para não prejudicar o que MARINEI está fazendo. CAPITÃO PM SÉRGIO MARQUES acompanha essa Comissão, que consta do Professor CARLOS,
Depois vêm ao Obelisco os amigos do WILLIAM MASCARENHAS para a entrega do CERTIFICADO DA ORDEM DE SÃO LÁZARO INTERNACIONAL à SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC e também outras pessoas que querem resolver problemas relativos à Sociedade, como é o caso de ANA LÚCIA SESSO, da REVISÃO LTDA.
Tento falar, via celular, com o CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI. Sou informado que ele está em reunião. Aguardarei seu telefonema.
MARINEI está muito chateada. Não consegue mesmo trabalhar no Obelisco. Preciso tomar uma decisão urgente caso não obtenha êxito com as tratativas que estou fazendo com a Polícia Militar. Face essa situação, se perdurar, na semana que vem tomarei outras medidas, talvez usando o sistema "HOME WORK", que já deu excelentes resultados em outras situações aflitivas.

10 DE MARÇO
Pelo celular, ligo para o CORONEL PM EVANDRO TEIXEIRA ALVES, dos PMs DE CRISTO, convidando-o para fazer parte do Culto Ecumênico na PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI, em 15 de março de 2016.
Às 12:30 horas chega MARINEI CHALUB. Ela está nervosa porque o WANDER, seu marido, caiu ontem da moto, machucando mão, joelho e outras partes do corpo. Eram 22 horas quando ele chegou, todo machucado em casa e MARINEI levou-o ao CENTRO MÉDICO. Mesmo assim, ele está servindo como motorista do Presidente do Tribunal de Justiça Militar, não obedecendo ao determinado pelo médico quanto ao descanso em casa.
MARINEI consegue trabalhar hoje no Obelisco, apesar das interrupções que sofre ao atender vários telefonemas. Ela imprime todos os diplomas que serão entregues no dia 15 de março, referentes às medalhas da Sociedade, na PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI. Junto ao Conselho de Honrarias e Mérito do Palácio do Governo, ela está sendo ajudada pelo SARGENTO TARCÍSIO. Também mantemos um contato com o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, que irá entregar as Medalhas MMDC (para a cerimônia do dia 15) somente amanhã à tarde.
A partir das 15 horas, tenho uma reunião com o CAPITÃO PM SÉRGIO MARQUES, nosso Diretor de Comunicação Social. Conversamos sobre os próximos eventos da Sociedade, que ele irá divulgar na intranet da PMESP. Trocamos idéias sobre o futuro do MMDC e torno a afirmar que é muito difícil trabalhar no Obelisco.
Com chuva, vamos retornar para GUARULHOS. No meio do caminho, MARINEI fica sabendo que clonaram o cartão do banco do WANDER e fizeram dois saques. Isso está dando um trabalho enorme para o seu marido, que está numa fase complicada.


11 DE MARÇO DE 2016
Enfrentamos uma chuva forte durante o trajeto até o Monumento Mausoléu. Em muitos pontos, a via fica alagada e é até temerário atravessar esses pontos. Mas, por incrível que pareça, depois até temos sol na zona sul.
MARINEI CHALUB está acertando tudo para a solenidade do dia 15 de março. Mas as finanças da Sociedade estão precárias. Ela cobra alguns associados. Faz até um contato com a LUCIANA, em CRUZEIRO, via celular, para que mande as fichas de inscrição dos associados que pretendem criar o Núcleo MMDC-CRUZEIRO "CAPITÃO NECO".
Comparece na sede do MMDC o 1º TENENTE PM JÚLIO CÉSAR, da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO. Traz a documentação de MARIA LEOCÁDIA MENEZES CAMARGO e seus filhos JEFFERSON MENEZES CAMARGO e WASHINGTON MENEZES CAMARGO,que foram participantes na revolução de 32, no sentido de que seus restos mortais sejam imortalizados no próximo dia 9 de julho.
Está também conosco o WILLIAM MASCARENHAS. Continua impraticável trabalhar no Obelisco. As visitas causam problemas sérios para a administração, que não pode trabalhar, dada as várias interrupções. Há meses que venho lutando para que saiamos do Obelisco, pelo menos três dias da semana, a fim de cuidar, principalmente, da parte financeira. Não estou tendo êxito nessa minha propositura.
Assim é que determino que a nossa funcionária leve toda a documentação para que possa trabalhar em sua casa, em sistema "HOME WORK", até que seja resolvido o impasse junto ao Obelisco. Ela terá mais tempo e a tranquilidade necessária para resolver os intrincados problemas do MMDC.
Esperamos o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, que ficou de entregar as medalhas MMDC nesta tarde. Isso não acontece. Também temos necessidade das etiquetas do Conselho de Honrarias e Mérito, que estão com o SARGENTO TARCÍSIO.
Já estamos regressando para GUARULHOS, quando o TARCÍSIO entra em contato com a MARINEI e fica de entregar as etiquetas para serem colocadas nos diplomas da Medalha MMDC, agora à tarde no Regimento de Polícia Montada "9 de Julho".
Vamos ao Regimento. Ficamos sabendo que o Comandante, SubComandante e outros oficiais foram ao sepultamento do CAPITÃO PM MARCOS HENRIQUE DA SILVA, falecido ontem. Foi vítima de um assalto cometido por 4 criminosos, que alvejaram o capitão com dez disparos de armas de fogo. SARGENTO TARCÍSIO chega um pouco depois de nós. Mas traz as etiquetas assinadas pelo Professor ADILSON CÉZAR, Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito.

12 DE MARÇO DE 2016    :    -    SÁBADO
Uma data em que estou sendo ameaçado por uma gripe. A temperatura cai e isso mexe com a nossa saúde. À tarde, o CAPITÃO PM CAPARROZ, Secretário das Medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vem assinar os diplomas da MEDALHA MMDC, que será entregue no próximo dia 15 na PRAÇA GINO STRUFFALDI e, no dia 32, no NÚCLEO MMDC-ATIBAIA "SOLDADO BENTO SOARES". Também assina o diploma do COLAR DA VITÓRIA que será concedido ao CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA no dia 15.
Levo ao conhecimento do CAPITÃO PM CAPARROZ que estamos adotando uma medida extrema na Sociedade Veteranos de 32-MMD: nossa funcionária MARINEI CHALUB passará a trabalhar em sua casa, no sistema "HOME WORK", pois é impraticável trabalhar no Monumento Mausoléu. Aguardamos meses para que a PMESP adotasse um critério que possibilitasse o desenvolvimento de nossas atividades em outro lugar, mas isso até agora não se concretizou. A Sociedade, por causa disso, tem trabalhado no "vermelho" e faz um sacrifício fora do normal para "tampar esse buraco". MARINEI CHALUB, em sua casa, procurará sanar esse mal.

Estou atualizando o dia 14 de março quando MARINEI CHALUB passa em casa, por volta das 8:30 horas. Vai levar o GABRIEL ao COLÉGIO MILITAR e pega os diplomas das medalhas que serão entregues amanhã, no Parque CAPITÃO GINO STRUFFALDI e no dia 31, em ATIBAIA, numa solenidade programada pelo Núcleo MMDC-ATIBAIA "SOLDADO BENTO SOARES".
Mais tarde, quase no momento em que estou saindo para ir ao centro da cidade de SÃO PAULO, chega o CAPITÃO PM NATANAEL. Traz alguns diplomas das medalhas do Núcleo MMDC-LESTE, que serão entregues na Assembléia Legislativa em sessão solene programada para o dia 24. Entre esses diplomas estão a do Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI; do CORONEL PM SÉRGIO RICARDO MORETTE, atual APMTJ; da Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS e do Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, Coordenador do Núcleo MMDC OESTE-LAPA.
O CAPITÃO PM NATANAEL vai até o Tribunal de Justiça para entregar o Ofício de Outorga ao Presidente. Vou com ele até a PRAÇA DA SÉ. Depois, recebendo um telefonema do MAURO, nosso conhecido dos tempos do CPA/M-1, vou almoçar com ele e com o FERREIRA, na PRAÇA JOÃO MENDES. É lógico que vamos conversar, longamente, sobre a manifestação gigantesca de ontem, a maior de todas que nós temos conhecimento na história do BRASIL. Não pode haver dúvida de que o governo DILMA fracassou. Sua queda depende agora de outros fatores. O povo já deu o seu recado. Conchavos, tramas, sacanagens políticas, enfim, tudo será tentado pelos corruptos petistas para não acontecer a derrocada final do partido.
Mas recebo uma mensagem assustadora da MARINEI CHALUB: mendigos teriam invadido a PRAÇA GINO STRUFFALDI. Diz ela que o vereador TONINHO PAIVA quer falar comigo. Enquanto isso, após o almoço, vou fazer uma visita para a doutora NELLY, no IHGSP e levar a ela o Ofício de Outorga da MEDALHA DO MÉRITO CONSTITUCIONALISTA.
Nesse local, MARINEI pede, via whatts app para lhe telefonar. Ela resolve ir até a PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI. Combinamos encontrar no Corpo de Bombeiros. Vamos até o local onde está programado o evento de amanhã e constatamos que a praça não está invadida pelos moradores de rua. Eles estão acampados fora da praça. TONINHO PAIVA entra em contato comigo. Quer ele mudar o local da solenidade por causa desse cenário. Mas não há como transferir o evento para outro cenário. Além disso é uma homenagem ao GINO e dá muito bem para que isso aconteça. O problema dos moradores de rua não afeta em nada o que pretendemos fazer.
MARINEI CHALUB quer ir até a 1ª Companhia do 7º BPMM, encarregada do policiamento desse setor da Praça. Acontece que o Cmt e nem os oficiais da Subunidade estão presentes. Fica o recado da necessidade de reforço policial para amanhã. Resolvemos retornar para GUARULHOS. Tudo não passou de uma informação errada, que, realmente, causou muita confusão. Amanhã, às 12 horas, sairemos de GUARULHOS com destino a esse local.

15 DE MARÇO DE 2016     :        TERÇA-FEIRA
Vamos hoje homenagear o velho guerreiro CAPITÃO GINO STRUFFALDI, com mais um evento na praça que leva o seu nome. Por volta do meio-dia, MARINEI CHALUB passa aqui em casa para irmos ao local, com uma boa antecedência. Ainda passamos pelo Obelisco onde vamos buscar a Medalha que será entregue, in memoriam de GINO, para a viúva, dona DINORÁ. Trata-se da 
Recepcionamos nossos convidados: WILLIAM MASCARENHAS (com a sua tradicional farda de 32, com muitas medalhas que ele ganhou nesses anos que é nosso associado),FERNANDO MORENO (nosso Presidente do Conselho Fiscal), PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, CORONEL PM EVANDRO, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, dona MARIA ODETTE, ORÍTIA ABREU SERAFIM, JOSÉ D´AMICO, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA e MARGARIDA, RODRIGO BETANCURT, MARCELO COVATZ, MARIA LÚCIA CAMARGO, DONALDO ICIBACI, ROSÂNGELA (seu marido DÊNIS vai ser condecorado com a Medalha MMDC),
Os PMs encarregados do som já estão presentes e marcam os locais onde serão colocados os microfones. Muito bom o trabalho deles.
CLÁUDIO e NORMA, do gabinete do vereador TONINHO PAIVA, acertam todos os detalhes para que o cerimonial seja o melhor possível. A solenidade sofre um atraso face compromissos do vereador. O cerimonialista CLÁUDIO começa o evento por volta das 15 horas. Uma seção da banda de música da PM abrilhanta a cerimônia com o toque do HINO NACIONAL BRASILEIRO (sem eles não haveria o necessário brilhantismo para a realização do proposto por nós).
O CORONEL PM EVANDRO TEIXEIRA ALVES, dos PMs DE CRISTO, pastor metodista, exorta uma passagem da bíblia e fala sobre os negros tempos que estamos passando.
O vereador TONINHO PAIVA é condecorado com a Medalha "HERÓIS DE 32". Ele faz uso da palavra. Depois entregamos a Medalha do Jubileu de 70 anos da Vitória INTER-ALIADA da 2ª Grande Guerra para a viúva do GINO, dona DINORÁ. Essa Medalha foi outorgada à memória do GINO pela LIGA DE DEFESA NACIONAL e pela ACADEMIA MILITAR TERRESTRE DO RIO GRANDE DO SUL (CAXIAS). 
É condecorado com o COLAR DA VITÓRIA o CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA. Ele também fala a respeito da data de hoje, em que relembramos nosso querido GINO. Chama o doutor PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, que declama o poema preferido do GINO, OS JOVENS DE 32, comovendo todos os presentes.
A Medalha MMDC é outorgada para:
TENENTE-CORONEL PM PAULO HENRIQUE FONTOURA FARIA
JORNALISTA MILTON NEVES FILHO (não está presente e ALDO STRUFFALDI recebe a honraria em seu nome).
MAJOR PM FABIANO DE ALMEIDA SERPA
MAJOR PM SÉRGIO FERREIRA BISTERSO
DOUTOR ANTONIO DE ALMEIDA E SILVA
CAPITÃO PM NEWTON KOBA KAGE
CAPITÃO PM JEFFERSON AURÉLIO CANSIAN
PROFESSORA MÁRCIA BORGES MAGALDI (seu marido nos avisa com antecedência que ela está aniversário e realçamos esse fato no momento da entrega da Medalha MMDC, ao som do PARABÉNS A VOCÊ, pela Banda Musical da PM)
DOUTOR JOHANNES KOZLOWSKI
1º TENENTE PM LUCIANO PRUDÊNCIO DOS SANTOS FILHO
1º TENENTE PM ERIC TUDISCO VILAS BOAS CATALDO
SENHOR ROQUE CORTES PEREIRA
SENHOR PEDRO AUGUSTO AUACHE PEREIRA
ALUNO OFICIAL PM WÁGNER DOS SANTOS
1º SARGENTO PM MARCOS ROGÉRIO GONÇALVES PITA
2º SARGENTO PM THIAGO TRIDICO
2º SARGENTO PM KLEYTON CAMARGO OLIVEIRA
SENHOR DENYS KELVIN
SENHOR MARCOS VINÍCIUS HESPANHOL SILVA
CABO PM JEFFERSON ADDEO DIAS
CABO PM FERNANDO CESAR LEITE PEREIRA
CABO PM CASSIANO PINHEIRO DA SILVA
CABO PM KRISTOFFERSON ROBERTO DALMAZZO CAETANO
SENHOR PAULO AGUIAR
SENHOR MARIO POGIO JÚNIOR
SOLDADO PM LUIZ FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA
SOLDADO PM ELIAS CAETANO SOUZA
SOLDADO PM ALAN AKIO KURODA
SENHOR LUIZ ANTÔNIO REIS
SENHOR IVAN ERNESTO KARICA DURAN.
Com problemas do rodízio de seu carro, somos obrigados a deixar a Praça CAPITÃO GINO STRUFFALDI tão logo termina a entrega da Medalha MMDC. Por pouco MARINEI não leva uma multa. Passa pelo último radar quando faltam cinco minutos para às 17 horas. Estamos aliviados pelo sucesso desse evento.
 
16 DE MARÇO DE 2016    :    -   QUARTA-FEIRA
Pela manhã compareço ao SERASA, na Praça RAMOS DE AZEVEDO, 202, a fim de atender a uma audiência para recadastramento dos dados da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, por ocasião da terceira posse como presidente da Sociedade. Mas perco a viagem, pois essa audiência está cancelada. Serei obrigado a retornar no dia 23 de março.
Quando ainda estou no SERASA, recebo um comunicado, via celular, da MARINEI CHALUB, dizendo que o vereador TONINHO PAIVA está me aguardando para um almoço na Câmara Municipal. Por volta das 11 horas já estou em companhia do TONINHO PAIVA e da sua assessora NORMA. Permanecemos até 15 horas no gabinete do vereador discutindo assuntos referentes ao MMDC e também ao COLAR GUILHERME DE ALMEIDA, que, futuramente, será entregue nessa Casa.
Saindo da Câmara, numa tarde atribulada, vou ao IHGSP, onde ali encontro a presidente Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, o CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, ARMANDO ALEXANDRE DOS SANTOS, PATRÍCIA e outras pessoas ligadas ao Instituto.
Aguardamos CLÁUDIO LEMBO e IVES GANDRA MARTINS para o início da solenidade.  
O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo convida V. Exa. / V.Sa. e digníssima família para a Sessão Solene de abertura de suas atividades do ano de 2016.
Nelly Martins Ferreira Candeias Presidente
16 de março, quarta-feira, às 16 horas
RSVP: adm@ihgsp.org.br
Rua Benjamin Constant, 158 – 1º andar 11 – 3242-8064

 Hino Nacional Brasileiro
Camerata da Policia Militar do Estado de São Paulo
 Palavras da Presidente do IHGSP
Nelly Martins Ferreira Candeias
Outorga do Colar D. Pedro I
Cláudio Lembo
Palavras de Cláudio Lembo
Palavras de Ives Gandra da S. Martins
Saudação aos novos membros Armando Alexandre dos Santos
Posse dos Membros Titulares Breno Siviero Mendes Eloy Câmara Ventura Jayme Martins de Oliveira Neto José Roberto Leme Alves de Oliveira Rafael Prudente Corrêa Tassi
Posse dos Membros Correspondentes Aníbal Gil Lopes Eduardo Morais de Castro Luiz Paulo Neves Nunes Sérgio Paulo Muniz Costa
Lançamento da Revista do IHGSP
Armando Alexandre dos Santos
Encerramento
(Pedro Paulo Penna Trindade Mestre de Cerimônia).
Quando deixo o IHGSP já são 19 horas. Tivemos a oportunidade de conversar com várias pessoas, sempre focando o MMDC.

17 DE MARÇO
MARINEI CHALUB e ORÍTIA ABREU SERAFIM estão possessas por causa de uma acusação leviana de um sujeito, que ainda não sabemos o nome, falando bobagens a respeito de medalhas. Acontece que depois essa mesma pessoa dá as características da medalha como sendo da ABFIP ONU. Mesmo assim, é uma grave acusação que merece ser alvo de um inquérito policial. Não basta a pessoa falar, tem de provar o que está denunciando. Fica um certo mal estar entre nós nesta manhã.
Recebo telefonema do MAJOR PM JOSÉ LUÍS SANTOS SILVA da BAHIA, querendo se associar à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ele aponta também o SubCmt Geral da PMBA, CORONEL PM ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA REIS.
O CAPITÃO PM SÉRGIO MARQUES conversa comigo, por telefone, sobre o Núcleo CAPITÃO NECO que está sendo revitalizado na cidade de CRUZEIRO. Vamos marcar um evento para CRUZEIRO em 19 de maio.
Telefonam-me de SÃO JOÃO DA BOA VISTA, 24º BPMI, sobre uma solenidade marcada para 30 de março, à noite. Vou precisar pernoitar naquela cidade. A CABO PM ROSANA faz os primeiros contatos.
MARINEI CHALUB faz o "home work" e já anuncia o saneamento das finanças da Sociedade, inclusive com uma quantia boa como superavit. Se ela estivesse trabalhando no Monumento Mausoléu isso não seria realizado em hipótese alguma. A concentração dela no serviço é o segredo para levantar o quadro econômico do MMDC. Não iremos hoje para SÃO PAULO. O trânsito deverá estar muito complicado por causa dos movimentos de rua. O país vive dias tensos e o quadro tende a piorar. Essa manifestação na PAULISTA começou ontem à noite e continua horas a fio. O povo está saturado das bandalheiras do famigerado PT e de maus políticos que roubaram muito nesses últimos anos.
O SARGENTO TARCÍSIO comunica-me que hoje será assinada a Ata de posse dos dirigentes nomeados pelo Presidente do Núcleo MMDC "CAETANO DE CAMPOS", na Secretaria da Educação. O desembargador JOSÉ RENATO NALINI é o presidente desse núcleo.
Acerto, via fone, a entrega da MEDALHA MMDC ao Juiz MAURÍCIO KIRILLOS para o dia 24 de março, em sessão solene na Assembléia Legislativa proposta pelo Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA. Converso, via fone, com o CAPITÃO PM NATANAEL, sobre a inclusão do nome do juiz no roteiro que ele está organizando. 

18 DE MARÇO
Por volta das 12:30 horas, MARINEI CHALUB passa em casa. Vamos hoje ao Obelisco para atender o público, pois não há como trabalhar no Monumento Mausoléu. O PM GUEDES conta que as salas foram todas pintadas pela CONCREJATO e durante o dia de ontem esteve o Monumento fechado para o público. 
Assim é que, nesta tarde, recebemos o Juiz MAURÍCIO KIRILLOS, nomeado vice-presidente do Núcleo MMDC-CAETANO DE CAMPOS, na Secretaria da Educação, pelo Presidente Desembargador JOSÉ RENATO NALINI, ontem.
O SARGENTO TARCÍSIO comparece logo em seguida. Ele irá agora para a Câmara Municipal, onde está trabalhando para que o COLAR GUILHERME DE ALMEIDA seja entregue ainda este ano. Também participou da reunião na Secretaria da Educação, onde foram empossados os diretores do núcleo.
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO traz os diplomas e as medalhas DRÁUSIO que serão entregues em 30 de março na cidade de SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Conversamos sobre a segunda medalha do Decreto das Condecorações do Mérito da Juventude Constitucionalista. Pode ser que consigamos lançar essa honraria ainda neste ano.
RODRIGO GUTENBERG também nos visita nesta tarde. Ele é o presidente do Núcleo MMDC-NORTE "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO".
Todas essas pessoas estão prestando um serviço extraordinário para a Sociedade.
MARINEI está contrariada por causa de uma conversa de um certo elemento que fala em "esquema" de medalhas. ORÍTIA jogou isso num grupo do whatts app e depois se verificou que se tratam das honrarias da Associação  Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU, cujo presidente é o WALTER MELLO DE VARGAS. Mandei a ORÍTIA elaborar um dossiê sobre essa caso, pois a pessoa que falou precisa provar acerca disso. No começo se falou na secretária da Sociedade e isso mexeu com os brios da MARINEI. O MMDC pauta pela honestidade e a credibilidade da Sociedade merece todo o respeito. O mal da pessoa é a "língua". Fala coisas que não deveria pronunciar e depois a difamação, calúnia e injúria vão atingir pessoas que nada têm com o assunto. Quero que tudo fique bem claro, mesmo em se tratando de uma outra associação.    
No retorno para GUARULHOS, ela conta detalhes do que a ORÍTIA colocou no grupo "Denúncia Soc.32".

24 DE MARÇO
. Combinara com MARINEI CHALUB irmos hoje à tarde para o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, onde atenderemos pessoas que combinaram antecipamente esses encontros.
Uma delas é o senhor JOSÉ ALARICO REBOUÇAS, nosso companheiro no Conselho  Cívico e Cultural da Associação Comercial. Ele se torna associado ao MMDC. NICANOR traz as cinzas de seu pai, para no 9 de Julho ser imortalizado no Monumento Mausoléu.
MARINEI divulga a data de 20 de maio para a entrega do COLAR DA VITÓRIA e, logo em seguida, já começamos a receber telefonemas acerca desse cerimônia programada para o Auditório do Centro Odontológico e o Almoço da Vitória no Serviço de Subsistência da PMESP.
Recebo um contato telefônico do SIDNEI LOBO PEDROSO. Ele está entusiasmado com a ideia de se fazer o júri simulado da tragédia de 23 de maio de 1932, quando morreram MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO. No processo não há indiciado e foi arquivado por decurso de prazo em 1957. SIDNEI está pertencendo uma comissão da OAB/SP e o júri simulado será organizado por essa comissão. Combina ir comigo até a Assembleia Legislativa nesta noite, onde haverá entrega de Medalhas do Núcleo MMDC-LESTE, numa sessão solene proposta pelo Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA.
MARINEI deixa o Obelisco por volta das 16 horas, mas eu permaneço a fim de cumprir a programação na ALESP; SIDNEI chega às 18:15 horas. Vamos para a Assembléia Legislativa.
Assino os 68 diplomas das medalhas que vão ser entregues nesta noite. Cumprimentamos os participantes do evento e logo o auditório FRANCO MONTORO está completamente lotado.
Organizada a mesa de trabalho, cantamos o HINO NACIONAL. O CAPITÃO PM NATANAEL é o cerimonialista. O Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA abre a sessão solene. O roteiro de entrega das medalhas é o seguinte:

SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”
Evento do Dia 24 de MARÇO de 2016 – 19:30h
Local: ALESP – Ass. Legisl. SP – Auditório Fco Montoro
Av. Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera / SP
Site:www.mmdcleste.com.br  -E-Mail:mmdcleste@uol.com.br
Solenidade Alusiva à Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública, e, Comemoração ao “Ano do 84º Aniversário da  Juventude Constitucionalista”






Núcleo MMDC Leste da Sociedade Veteranos de 32-MMDC

LISTA POR ETAPA DE ENTREGA
* 1ª ETAPA
MAIS ALTAS AUTORIDADES e DIGNITÁRIOS 
Parte A

NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
1
Exmº Sr. Des. Dr. Paulo Dimas de Bellis Mascaretti
Pres. Tribunal de Justiça SP
Colar Cruz Honra Const.
2
Dr. Maurício Kirilos
Juiz de Direito
M.M.D.C.
3
Cel PM Francisco Alberto Aires Mesquita
S Cmt PMESP
Mérito Constituc.
4
Cel PM Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli
Cmt do CPRv
Esplendor São Miguel
5
Cel PM Sergio Ricardo Morette
APMTJ
Colar Cruz Honra Const.
6
Ten Cel PM Carlos Alberto dos Santos
Cmt do 1º BPRv
Mérito Constituc.
7
Ten Cel PM Silvio Cesar Silva de Almeida Saraiva
Cmt do 18º BPM/I
Mérito Constituc.
8
Ten Cel PM Henrique Motta Neves
Cmt do 45º BPM/M
Mérito Constituc.
9
Ten Cel PM Hélcio da Silva Vieira
Cmt 23º BPM/I
Colar Cruz Honra Const.
10
Maj PM Cassio Araújo de Freitas
S Cmt 1º BPChq - rota
Colar Cruz Honra Const.
11
Sgt Ronaldo Ligieri
Colar Cruz Honra Const.
12
Luciana Guerra Ligieri Sons
Colar Cruz Honra Const.
13
Eduardo Takashi Tikasawa
Dono da Yamato Corp - Anime Friends
Colar Cruz Honra Const.
14
Ubirajara de Oliveira
Dono da Página Editora - Jornal da Gente
Colar Cruz Honra Const.

*   *   *
Parte B
Família em 4 Gerações, Representando a PMESP por mais de 100 Anos
Histórico:
à Chamar à frente em posição de Destaque
NOME
FUNÇÃO
Tipo de MEDALHA
1
2º Sgt PM João Alves Teixeira
100 Anos de Vida
Colar Cruz Honra Const.
2
Maj PM Manfredo Alves Faraguti (neto do Sgt João)
Ultima OPM: BPRv
Mérito Constituc.
3
Sd PM Vanessa da Nóbrega Faraguti (bisneta Sgt João Alves Teixeira)
1º BPRv – 4ª Cia
Mérito Constituc.
* (Expor Slide: -matéria de reportagem de Jornal

Destacamos que o Sr. 2º Sgt PM João Alves Teixeira, é o primeiro Policial Militar com um SÉCULO DE VIDA a receber uma medalha.
Nasceu na Região de Franca/SP em 16 de fevereiro de 1916.
Ingressou na Força Pública em 1941, tendo participado em Região de Conflito da II Guerra Mundial em 1945; serviu e protegeu o povo paulista em batalhões na Capital, Interior, e Grande São Paulo, aposentando-se em 1960 onde servia a Corporação em Osasco no 14º BPM/M.
... –Vemos aqui, todas as Gerações: Sgt João Alves Teixeira, seu Neto Maj Manfredo Alves Faraguti, e sua BISNETA: Sd PM Vanessa da Nóbrega Faraguti que trabalha na 4ª Cia do 1º BPRv, que há mais de 100 Anos, estão ora AQUI representadas pelo Sgt João Alves Teixeira e seus familiares, o que nos Orgulha Muito! Podemos dizer, que se trata de uma Família Bandeirante que leva o Espírito de “Servir e Proteger” há mais de um Século ao Povo Paulista! E o Principal: - O segredo da longevidade do Sgt João Alves Teixeira, é fazer Churrasco todo fim de Semana !!! Parabéns a Todos (vamos aplaudir)

*   *   *
Parte C
Ocorrências Policiais de Destaque
- 1ª Ocorrência
à Chamar à frente em posição de Destaque
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
Prisão em Flagrante de Quadrilha de Roubo a Banco com Policial Ferido
1
1º Ten PM Guilherme Artur Boldrini
Cmt Pel 1º BAEP
Esplendor São Miguel
2
Cb PM Ivan Dias Miranda
Eq 1º BAEP
Esplendor São Miguel
3
Sd PM Wilson Alves Quinelatto
Eq 1º BAEP
Esplendor São Miguel
4
Cb PM Fabio Marcelo Vieira
Eq 1º BAEP
Esplendor São Miguel
Histórico:...

- 2ª Ocorrência
à Chamar à frente em posição de Destaque

NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
Prisão em Flagrante de Quadrilha de Roubo e Saidinha de Banco – Sequestro Relâmpago
1
2º Sgt PM Andre Luiz de Souza
Cmt Eq 1º BAEP
Esplendor São Miguel
2
Cb PM Adalberto Nunes de Oliveira
Eq 1º BAEP
Esplendor São Miguel
3
Cb PM Cesar Augusto Garcia Oliveira
Eq 1º BAEP
Esplendor São Miguel
4
Sd PM Fabiano Alves da Silva
Eq 1º BAEP
Esplendor São Miguel
Histórico:
* (Expor Slides  +    Vídeo momento abordagem caráter geral:):

- 3ª Ocorrência
à Chamar à frente em posição de Destaque
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
Prisão em Flagrante de Quadrilha de Roubo de Carga
1
2º Sgt PM Rodrigo Antonio Dias
Cmt Eq FT do 5º BPM/M
Colar Cruz Alvarenga
2
Cb PM Renata Augusta de Lima Araujo
Eq FT do 5º BPM/M
Colar Cruz Alvarenga
3
Sd PM Denis Augusto Amista Soares
Eq FT do 5º BPM/M
Colar Cruz Alvarenga
4
Sd PM Marcos Vinicius Souza Rego
Eq FT do 5º BPM/M
Colar Cruz Alvarenga
Histórico:
- 4ª Ocorrência
Histórico:
à Chamar à frente em posição de Destaque
NOME
FUNÇÃO
Tipo de MEDALHA
Várias Oc. de Prisões em Flagrante de Vários Crimes, e, Policial Ferido em “Pancadão”
1
Sd PM Michael Douglas Gomes de Oliveira     
1º BPChq - rota
Mérito Constituc.
2
Sd PM Klayton Balanco dos Santos    
2ª Cia – “2 de Ouro”
Mérito Constituc.
3
Sd PM Marcio Izidio de Farias(ferido em pancadão)
2ª Cia – “2 de Ouro”
Mérito Constituc.

* (Expor Slides): Sd Douglas (agora na rota) + Sd Balanco atuando nas RPM: Radio Patrulha Motociclisticas – Destacaram-se como Melhores Policiais do Ano, vários flagrantes, de quadrilhas de roubo com criminosos presos que estavam “Procurados pela Justiça”, vários veículos produtos de roubo recuperados e quadrilhas presas com várias armas de fogo, várias apreensões de motos produtos de crimes com quadrilhas desbaratadas e criminosos presos...”;  “ Sd Marcio: ferido no Exercício da Profissão em Pancadão” (fotos de sua farda toda ensanguentada...)
*   *   *

* 2ª ETAPA
NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
1
Maj PM Edson Luis Bittencourt
S Cmt “2 de Ouro”
Mérito Constituc.
2
Dra. Nelly Martins Ferreira Candeias
Pres. Inst. Histór. Geogr S.Paulo
Mérito Constituc.
3
Profº José Carlos de Barros Lima
Pres. mmdc Lapa – Dir.Museu Mª Sd
Mérito Constituc.
4
Cap Capelão Robson Garcia Merchor)
PMs de Cristo
Mérito Constituc.
5
Luciana dos Santos Vilela
mmdc Cap Neco-Cruzeiro/SP
Mérito Constituc.
6
Cap Michele Cesar
11.GB - 3.SGB
Mérito Constituc.
7
Cap PM Caio Mozart de Moura Dias
Cmt da 2ª Cia do “2 de Ouro”
Mérito Constituc.
8
Cap PM Lycurgo de Freitas Henriques Junior
APMCMSP
Mérito Constituc.
9
Maj PM Sergio Ferreira Bisterso
S Cmt do 10º BPM/M
Colar Cruz Alvarenga
10
Cap PM Adriano Marcos Rondello                  
Assess.Pol.Mil.Câm.Munic.S.P.
Colar Cruz Alvarenga
11
Cap PM Alexandre João Salomão
Cmt 2ª Cia do 10º BPM/M
Colar Cruz Alvarenga
12
Robson Miguel
violonista
Esplendor São Miguel
13
Cap PM Luiz Eduardo Ulian Junqueira
3º BPRv – 4ª Cia
Esplendor São Miguel
14
Cap PM Marcelo Estevão de Oliveira
4º BPRv – 4ª Cia
Esplendor São Miguel
15
Cap PM Dilson Alves da Silva
EM/PM
Esplendor São Miguel
16
Cap PM Danilo Salem
Cmt 3ª Cia do 1º BPTran
Esplendor São Miguel

*   *   *
* 3ª ETAPA
NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
1
1º Ten PM Roberto Marques Colentuano
Cmt Intº 4ª Cia do 2deOuro
Mérito Constituc.
2
1º Ten PM Marcos da Silva Negrinho
Cmt da 4ª Cia do 1º BPRv
Mérito Constituc.
3
1º Ten PM Mario Celio Cristiano Gomes Junior
40ºBPM/M
Mérito Constituc.
4
1º Ten PM Luiz Eduardo Picini Hogera
APMCMSP
Mérito Constituc.
5
1º Ten PM Danielli Santos Takubo
2º BPM/M
Mérito Constituc.
6
Al Of PM Tatiane Mara Bonadio
APMBB
Mérito Constituc.
7
Sub Ten PM Cristina Ricciarelli
APMTJ
Mérito Constituc.
8
2º Sgt SGS Pedro Alex Marcondes
FAB –Fça Aérea Brasileira
Mérito Constituc.
9
3º Sgt PM Felipe Martins Pacheco
1º BPChq – rota
Mérito Constituc.
10
2º Sgt PM Israel Nantes Santos
1º BPChq - rota
Colar Cruz Alvarenga
11
3º Sgt PM Antonio Carlos Soares                  
Pres mmdc Campinas “Aldo Chioratto”
Colar Cruz Alvarenga
12
Cb PM Idagilson Garrido Santos
1º BPChq - rota
Colar Cruz Alvarenga
13
Cb PM            Fabio Monteiro Gouvea
1º BPChq – rota – 3ª Cia
Mérito Constituc.
14
Cb PM Alessandro Bueno da Silva
ROCAM – 2º BPChq
Mérito Constituc.
15
Cb PM Giselli Dean Salgado (campinas)
P/5 do CPI/2
Mérito Constituc.
16
Cb PM Carlos Alberto Dias Junior
8º BPM/I
Mérito Constituc.
17
Maria Aparecida França
Mérito Constituc.
18
Sd PM Silmara Guerreiro Pina da Silva
2ª Cia – 29º BPM/M
Mérito Constituc.


*   *   *

* 4ª ETAPA
NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
1
1º Ten PM Gilmar Alves de Oliveira
CPA/M-8
Esplendor São Miguel
2
1º Ten PM Alexandre Paulino Vieira
APMCMSP
Esplendor São Miguel
3
2º Ten PM Beatriz Marandola da Silva
29º BPM/M
Esplendor São Miguel
4
Asp Of PM Filipi de Paula
21º BPM/M
Esplendor São Miguel
5
1º Sgt PM José Carlos Ferreira
1º BPChq - rota
Esplendor São Miguel
6
3º Sgt PM Claudio Aparecido de Oliveira
23º BPM/M
Esplendor São Miguel
7
Cb PM Claudio Aparecido Olimpio
1ª Cia do 10º BPM/M
Colar Cruz Alvarenga
8
Cb PM Wellington Souza Santos
10º BPM/M
Colar Cruz Alvarenga
9
Cb PM Alexandre Postigo
FT do 10º BPM/M
Colar Cruz Alvarenga
10
Cb PM Rafael Marcondes
1º BPChq – rota – 3ª Cia
Colar Cruz Honra Const
11
Cb PM Claudia Alves Pinheiro Ribeiro
2ª Cia - 29º BPM/M
Esplendor São Miguel
12
Cb PM Renata Quirino dos Santos
2ª Cia - 29º BPM/M
Esplendor São Miguel
13
Cb PM Elaine Reali Marciano
2ª Cia - 29º BPM/M
Esplendor São Miguel
14
Sd PM Sergio Temoteo de Jesus
2ª Cia - 29º BPM/M
Esplendor São Miguel
15
Sd PM Marco Aurélio Agostinho Martins
2º BPChq
Esplendor São Miguel
16
Sd PM Alex Sandro Ferreira dos Santos
1º BPChq – rota – 3ª Cia
Esplendor São Miguel
17
Sd PM Erick Fernandes De Luna
“2 de Ouro”
Esplendor São Miguel
18
3º Sgt PM Renato Aparecido Russo  (Indicado Diego)
Cmt Eq.FT 18ºBPMM
Colar Cruz Honra Const
19
3º Sgt PM Renato Aparecido Russo  (Indicado Diego)
Cmt Eq.FT 18ºBPMM
Mérito Constituc.
20
Cb PM Cristiane Batista de Souza (indicado Sd Diego)
CPA M3
Esplendor São Miguel
21
2º Sgt PM Daniel Aparecido Rosa (indicado Sd Diego - FT)
Cmt.Equipe FT 18ºBPM/M
Colar Cruz Alvarenga
22
Cb PM Diego Veiga   (indicado Sd Diego - FT)
Equipe FT 18ºBPM/M
Colar Cruz Alvarenga
23
Cb PM Carlos Alberto Lopes    (indicado Sd Diego - FT)
Equipe FT 18ºBPM/M
Colar Cruz Alvarenga
24
2º Sgt PM Anderson da Silva Gimenes
2ª Cia - 29º BPM/M
Colar Cruz Alvarenga
25
Cel Julio Lopes Queiroz Filho(indicado Alfredo Pol Civil)
Rio Janeiro
Mérito Constituc.
26
Sr. Rodiney Barbosa Teixeira(indicado Alfredo Pol Civil)
Rio Janeiro
Mérito Constituc.

28 DE MARÇO
MARINEI recebeu várias mensagens através internet. Numa delas, o autor do livro SÃO PAULO DEVE SER DESTRUÍDA, MOACIR ASSUNÇÃO, na página 261, faz uma menção à minha pessoa. Quando lhe perguntam Por Que, em sua visão, a Revolução de 1924 é tão esquecida em São Paulo, enquanto a de 1932 é exaltada? ele responde:
"No ano passado, perguntei isso ao Coronel Mário Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ele respondeu que é pela falta de uma entidade igual a de 1932 que realiza eventos, distribui medalhas, diplomas e que organiza núcleos em diversas cidades. Compactuei com o mesmo pensamento. aliás, acredito que a Revolução de 32 será lembrada enquanto o Coronel Ventura estiver vivo, porque, depois de sua passagem, um ou outro se lembrará, só que nenhum fará o que ele faz.

Boa Noite! César Torres dá notícias!

César Torres 
28 de março de 2016 18:15
Para: Mario Ventura
Olá Coronel Ventura, como tens passado?
Estou com duas medalhas para lhe remeter (a sua e a do Mendes). Mando para onde? A Associação MMDC se mudou, né? Agora é no Obelisco, certo? Tentei contato por e-mail com o Mendes mas não consegui, todos retornaram para mim.
Em anexo seguem as imagens. Não temos a nossa barreta e nem a roseta, por hora.
É a Medalha do Sesquicentenário da Retomada de Uruguayana.
Gostaria de indicar dois militares espanhóis para a Pedro de Toledo. Já estou com os currículos dos mesmos e lhe remeterei junto com os diplomas e medalhas de URUGUAYANA.
Um grande abraço,
César Torres.
PS: estou com novo telefone (51) 9564-1975
MARINEI deixou, nesta tarde, os diplomas e as medalhas DRÁUSIO que irão ser entregues em SÃO JOÃO DA BOA VISTA no dia 30 de março, por ocasião do aniversário do 24º BPMI.



29 DE MARÇO DE 2016
Recebo as atas que serão lidas hoje à tarde na Assistência Militar da Câmara Municipal de São Paulo, criando o 48º Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Também a ESCOLA SUPERIOR DE SARGENTOS está solicitando a criação de um núcleo, tal como já existe na APMBB e na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS. Esses "braços" avançados da Sociedade Veteranos de 32-MMDC servirão para difundir ainda mais o Movimento Constitucionalista, nunca tão atuante como agora.
Deverei ir hoje à tarde para a Câmara Municipal. Entro em contato, via celular, com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e com o RODRIGO GUTENBERG, para que eles assistam o ato de criação de mais um núcleo. MARINEI CHALUB deverá ir para o Obelisco. O telefone 310548541 está sendo muito requisitado e não tem que m o atenda no Monumento Mausoléu. O desagradável disso tudo é que lá não há condições dela trabalhar. Irá apenas atender o público e, com isso, "naufraga" a vida administrativa da Sociedade. 
Os PMs LEANDRO e FLAUSINO, do 24º BPMI, de SÃO JOÃO DA BOA VISTA, vêm buscar os diplomas e as medalhas que serão entregues amanhã em solenidade que acontecerá por ocasião da comemoração do aniversário da Unidade.
SIDNEI LOBO PEDROSO telefona-me. Ele está entusiasmado com o Júri Simulado que acontecerá em julho, no Tribunal de Justiça. Irá logo mais à Câmara Municipal. A ideia é irmos para a OAB-SP em seguida.
No período da tarde, lá pelas 15 horas, vamos à Câmara Municipal. Somos surpreendidos por uma chuva forte quando estamos perto do Viaduto MARIA PAULA.
Na Assessoria Policial Militar somos recepcionados pelo CAPITÃO PM LYCURGO DE FREITAS HENRIQUES JÚNIOR e o CAPITÃO PM MARCOS ADRIANO RONDELLO. Ali já se encontram: Comendador ROBERTO CARLOS T. MENDES, Diretor no Núcleo MMDC-IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32"; Doutor MAURÍCIO KIRILOS, Vice-Presidente do Núcleo MMDC CAETANO DE CAMPOS, da Secretaria da Educação do Estado; LUIZ EDUARDO PICINI HOGERA, da Câmara Municipal de São Paulo; 2º SARGENTO TARCÍSIO CÂNDIDO DE AGUIAR, Diretor do Núcleo IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32". Nosso Presidente do Conselho Fiscal chega logo em seguida, bem como o Doutor ANTÔNIO CARLOS LUZ MAGALHÃES.
As atas de criação do Núcleo são lidas na SALA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO pelo Comendador ROBERTO CARLOS T. MENDES. O Presidente empossado e os demais diretores do Núcleo MMDC "PELA LEI E PELA ORDEM" assinam as atas. Mais um grande momento para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
SIDNEI LOBO PEDROSO vem se encontrar comigo na Assessoria Policial Militar. Mas não vamos à OAB-SP nesta noite. O encontro com os advogados fica marcado para o dia 4 de abril. SIDNEI leva-me até à Faculdade DAMÁSIO DE JESUS. Apresenta-me a professores da Faculdade onde ele se formou advogado. Deixa-me na ARMÊNIA já tarde da noite.


30 DE MARÇO DE 2016    :     -    QUARTA-FEIRA
Logo mais deveremos fazer uma viagem até SÃO JOÃO DA BOA VISTA, a fim de participar de uma solenidade de entrega da MEDALHA DRÁUSIO e também do COLAR DA VITÓRIA para o CORONEL PM HUMBERTO GOUVÊA FIGUEIREDO. Trata-se do aniversário do 24º BPMI, Unidade esta já nossa conhecida. É a região onde o MAJOR ROMÃO GOMES atuou na revolução constitucionalista de 1932. Também tem a sua heroína, MARIA SQUASSÁBIA, a mulher que foi para a batalha vestida de soldado (conhecida como SOLDADO MÁRIO) e teve atuação destacada, inclusive prendendo um oficial das forças do governo GETÚLIO VARGAS.
Pela manhã, atualizo as últimas datas. Vejo as imagens da solenidade de ontem, quando foi criado o Núcleo MMDC "PELA LEI E PELA ORDEM", na Assessoria Militar da Câmara Municipal de São Paulo.
Às 14horas, chegam em casa os Cabos PM LEANDRO e ZACARELLI. O LEANDRO já é nosso conhecido de outras viagens a SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Ele é o motorista da viatura que vai me conduzir até a sede do 24º BMPI.
A viagem é tranquila, principalmente porque tenho de, através celular, entrar em contato com LUCIANA, que é a presidente do NÚCLEO MMDC-CRUZEIRO "CAPITÃO NECO". Ela precisa de algumas instruções para que tudo se realize a contento em 19 de maio, data marcada para a instalação do núcleo no Colégio ARNOLPHO DE AZEVEDO, local onde foi assinada a Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista, em 2 de outubro de 1932.
No 24º BPMI, sou recepcionado pelo MAJOR PM CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MONTEIRO, Comandante Interino, MAJOR PM  e demais oficiais da Unidade. Eles estão aguardando a chegada do CORONEL PM HUMBERTO GOUVÊA FIGUEIREDO para as despedidas formais ao Comandante que está deixando o CPI-9, transferido que foi para a região de RIBEIRÃO PRETO.
Um pouco antes do horário marcado para o início da cerimônia de comemoração dos 37 anos da existência do 24º BPMI, vamos ser conduzidos para o TEATRO CARLOS GOMES, um dos marcos de SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Ali, aguardamos a chegada dos componentes da Unidade e seus familiares, além dos convidados pelo Comandante MAJOR PM CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MONTEIRO. Um deles é o nosso companheiro dos bancos escolares do antigo CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO (atual APMBB), CORONEL PM TADEU SIMÕES MACHADO, pai do MAJOR PM NERI.
Surpreendentemente, vejo a chegada do CORONEL PM ÉRICO HAMMERSCHMIDT JÚNIOR. Ele conta que deixou o Comando do CPA/M-7 (GUARULHOS) e assumiu o Comando do CPI-9 (no lugar do CORONEL PM HUMERTO GOUVÊA FIGUEIREDO). O 24º BPMI é uma das Unidades que pertence ao CPI-9.
Tenho oportunidade de conversar com o CORONEL PM FIGUEIREDO, agora Comandante do CPI-3 (RIBEIRÃO PRETO), sobre o Núcleo "SARGENTO MACHADO", presidido pelo Juiz RICARDO MONTE SERRAT, que abrange a região daquela cidade. Ele demonstra interesse pela presença da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em RIBEIRÃO PRETO e promete ligar para o Juiz RICARDO.
Antes do início da solenidade, conversamos com vários oficiais que hoje são condecorados com a MEDALHA DRÁUSIO, entre eles: CAPITÃES PM ALEXANDRE LUIZ BERGAMASCO PEDRO, Comandante da 1ª Companhia da Unidade; JAMILSON ROGÉRIO GERÔNIMO, Comandante da 2ª Companhia; FERNANDO MEDEIROS GONÇALVES, Comandante da 3ª Companhia; ADRIANO RIQUENA COSTA, Comandante da 4ª Companhia; RODRIGO DE OLIVEIRA CARNEIRO, Oficial Adjunto de Justiça e Disciplina; Médico DANIEL CARVALHO KALLÁS, médico da Unidade Integrada de Saúde da Unidade; vários tenentes, subtenentes, sargentos, cabos e soldados.
Composta a Mesa de Trabalhos, com a canção do HINO NACIONAL BRASILEIRO tem início a solenidade.
O MAJOR PM CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MONTEIRO faz eloquente discurso. Há uma apresentação do PROERD e várias pessoas se emocionam. Em seguida, há entregue das láureas de mérito pessoal. A MEDALHA DRÁUSIO é entregue após isso.RECEBEM A MEDALHA: 
MAJOR PM CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MONTEIRO
MAJOR PM LUÍS HIROMI NAGAO 
 CAPITÃO PM ALEXANDRE LUIZ BERGAMASCO PEDRO
CAPITÃO PM JAMILSON ROGÉRIO GERÔNIMO
CAPITÃO PM FERNANDO ROGÉRIO GONÇALVES
CAPITÃO PM ADRIANO RIQUENA COSTA
CAPITÃO PM RODRIGO DE OLIVEIRA CARNEIRO
CAPITÃO Méd DANIEL CARVALHO KALLÁS
1º TENENTE PM  RAFAEL RICHARD ROSSETTO
1º TENENTE Dent PM THIAGO MEDINA BRASOLOTO
1º TENENTE PM OSMAR LUIZ GIACON SANTA ROSA 
1º TENENTE PM DANIEL FERREIRA LOPES
1º TENENTE PM CARLOS ROBERTO NEGRINI
JUIZ DE MOCOCA DJALMA
INVESTIGADOR DE POLÍCIA DALTON
SUBTENENTE PM ROBERTO PAULO DOS SANTOS
SUBTENENTE PM ADMILSON CÉSAR ROSSETTO
1º SARGENTO PM RICARDO PETTARELLI
1º SARGENTO PM ADILSON MOREIRA
3º SARGENTO PM CLAUDIO DONIZETTI DE SOUZA
CABO PM ALEXANDRE BATISTA
CABO PM JÚLIO CÉSAR SILVA
CABO PM GILSON JERÔNIMO LIMA
CABO PM CLÉBER TIAGO MIGUEL PEREIRA
CABO PM ATAÍDE MOURA ZAGO
CABO PM ALEX BATISTA PEREIRA
SOLDADO PM RICARDO ALEXANDRE SIMIONATO
SOLDADO PM TÚLIO FURTADO RODRIGUES
SOLDADO PM RAFAEL HENRIQUE MISSASSI
Essa solenidade marca uma data histórica para o 24º BPMI. Com o TEATRO CARLOS GOMES totalmente lotado, notamos que esse batalhão tem desempenhado um trabalho notável na região. Várias autoridades, desde o prefeito, como representantes do judiciário e legislativo também, das cidades guarnecidas por efetivos do 24º BPMI, comparecem ao evento.
A entrega da Medalha DRÁUSIO é empolgante. Muitos aplausos aos condecorados. Em situação de destaque, o CORONEL PM HUMBERTO GOUVÊA FIGUEIREDO é condecorado com o COLAR DA VITÓRIA. O atual Comandante do CPI-3 (RIBEIRÃO PRETO) se emociona com a imposição da honraria.
Terminada a solenidade, vamos conversar com várias pessoas e, logo em seguida, retornamos ao 24º BPMI para um coquetel de confraternização. Essa parte da festa vai demorar e somente depois das 23 horas é que sou conduzido a um hotel de ÁGUAS DA PRATA, onde vou pernoitar.

31 DE MARÇO
No GRANDE HOTEL PLATA, em ÁGUAS DA PRATA, vou acordar depois das 7 horas. Ainda ecoam em meus ouvidos os momentos mais importantes da solenidade de ontem, no TEATRO CARLOS GOMES.
DEMÉTRIUS, proprietário do hotel e nosso conhecido de anos atrás, vem conversar comigo. Ele esteve na festa de ontem e veio pousar em seu hotel. Faz questão de mostrar as dependências do prédio imenso que ele restaurou há 32 anos atrás. Conta de seus empreendimentos e o carinho pelo movimento constitucionalista de 1932. No ano passado, no 9 de Julho, na divisa de ÁGUAS DA PRATA com POÇOS DE CALDAS (MINAS GERAIS), nas trincheiras de 32 que estão presentes ainda, em nossos dias, foi simulada uma guerra entre paulistas e mineiros. Quer ele fazer muita coisa pela memória de 32, inclusive tem um plano de construção de um monumento, na frente do seu hotel, mas cujo alvará a prefeitura ainda não forneceu, embora o pedido tenha sido feito há 2 anos atrás.
Os CABOS PM LEANDRO e ZACARELLI trazem-me de volta para GUARULHOS.
Chegamos às 11:45 horas. Agora percebo o cansaço da empreitada em SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Mas temos hoje um evento em ATIBAIA, proporcionado pelo Núcleo MMDC-ATIBAIA "SOLDADO BENTO SOARES".
Na tarde, lá pelas 18 horas, RODRIGO GUTENBERG e sua esposa e o MARCELO COVATS vêm me buscar para irmos a ATIBAIA.
Encontramos o local do evento, denominado ESTAÇÃO, totalmente lotado. Encontramos muita gente conhecida, inclusive o casal CORONEL PM FRANCISCO CIPRIANO e dona NAIR.
HERNANNY GUTIERREZ convidou o Deputado Estadual CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA para participar dessa cerimônia de entrega da MEDALHA MMDC, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e mimos artesanais, sobre 32, feitos pelo RODRIGO.
FERNANDO MORENO, nosso Presidente do Conselho Fiscal, comparece também e combino com ele uma ida ao Palácio do Governo no dia 5 de abril. Ele irá me representar, juntamente com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, uma vez que na data e horário marcados deverei estar no SESC-VILA MARIANA, no aniversário do 1º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS. O MORENO e o MENDES, tratarão, juntamente com o Professor ADILSON CÉZAR a entrega do COLAR IBRAHIM NOBRE em julho deste ano.
São condecorados com a Medalha MMDC:
DOUTORA IARA ANTÔNIA BRAGA JARDIM
DOUTOR HERMES JUN NAKASHIMA
DOUTOR GIANFILIPPO DE MIRANDA PIANEZZOLA
DOUTOR CLÉBER STEVENS GERAGE
DOUTORA JOSELI HELENA TESONI DOMENEGHETTI
NAIR DA CONCEIÇÃO GERAGE CIPRIANO
CAPITÃO PM WANDERLEY TUROLLA ALVES CARDOSO
1º TENENTE PM VINÍCIUS BROCK FULLMANN
ALUNO OFICIAL PM LUIZ CARLOS TEODOSIO
CABO PM ANDRÉ LUÍS GONÇALVES DE SOUZA
CABO PM LÚCIA HELENA DIAS TOLEDANO SILVA
CABO PM CARLOS ALBERTO DE CAMPOS JÚNIOR
CABO PM AGUINALDO MANZINI
CABO PM MARCOS ALVES DE OLIVEIRA
CABO PM ALESSANDRO FRANCISCO
SOLDADO PM EDUARDO HENRIQUE BARROSO FERREIRA DA SILVA
SOLDADO PM RAFAEL GOMES DE LIMA
SOLDADO PM MAURÍCIO WAKAKI
SOLDADO PM CAROLINE BUENO MILITÃO.
GCM FLÁVIO RODRIGUES CAMACHO FILHO
GCM ADILSON DE OLIVEIRA
GCM MANOEL NOVAIS FERNANDES
GCM REGINALDO PAULO FILOMENO
VICTOR LUCAS DE FREITAS ROSA
MÁRCIO DA SILVEIRA
VALÉRIA GONÇALVES DE OLIVEIRA
IRACEMA APARECIDA DIAS DE OLIVEIRA DO PRADO
VALÉRIA CRISTINA RIBEIRO DE ALMEIDA
MILTON DONIZETI DA SILVA
ÉRIKA ARAÚJO DE OLIVEIRA
EDIVAIR DOMINGUES
CARLOS ALBERTO DE MARTINO
Depois da entrega da Medalha MMDC, é anunciada a revitalização do Núcleo MMDC-NORTE "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO", tendo como presidente RODRIGO GUTENBERG. Ele anuncia a sua diretoria. São entregues mimos para os componentes do Núcleo.
Termina tarde a cerimônia proporcionada pelo Núcleo de ATIBAIA. Até tarde conversamos com TOMÁS VAQUERO BRASIL BICA e sua esposa, CORONEL PM CIPRIANO e DONA NAIR e muitas outras pessoas militares e civis. Esse núcleo vai bem, está crescendo muito.
RODRIGO, sua senhora e MARCELO COVATS transportam-me de regresso a GUARULHOS.

Nenhum comentário: