quinta-feira, 4 de agosto de 2016

2 DE AGOSTO DE 2016 - TERÇA-FEIRA

MINHA HOMENAGEM AO ETERNO COMANDANTE DO EXÉRCITO CONSTITUCIONALISTA DE 32 AMADO RÚBIO.

DIA      D O I S       DE       A G O S T O      DE        2016       –       TERÇA-FEIRA.
79 anos, 7 meses e 7 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
24º DIA DO ANO 67º
58 anos e 59 dias na PMESP
57 anos e 172 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 779 dias = 496 788 horas.
52 anos e 330 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 142 dias no Posto de Coronel – 340 meses e 20 dias.
5 anos e 26 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
10 430 dias  C O R O N E L - 24 anos e 232 dias na reserva.
10 986-263 420                           10 430-250 148                            10 892-249 788.

DIA DE SÃO PEDRO JULIÃO EYMARD. Nasceu em ESÈRE, na FRANÇA no começo do século XIX. Era filho de comerciante. Foi o primeiro padre secular. Integrou a Sociedade de MARIA entre 1839 e 1856. Foi o fundador da CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO. Seus últimos dias foram de sofrimento.
“O QUE FAZ ANDAR O BARCO NÃO É A VELA ENFUNADA, MAS O VENTO QUE NÃO SE VÊ “ (PLATÃO(.

DIA INTERNACIONAL DO FOLCLORE

2354 a, FILIPE II, rei da MACEDÔNIA e pai de ALEXANDRE, o GRANDE, derrota uma coalizão grega entre atenienses e tebanos na BATALHA DE QUERONÉIA, em 2 de agosto de 338 a. C. ALEXANDRE, então com 18 anos, esteve ao lado do pai e foi o comandante da cavalaria macedônica no conflito. A vitória marcou o fim da autonomia das cidades gregas e deu a FILIPE II o poder na região.
1330 a. morre o PAPA PAULO V em 2 de agosto de 686.
625 a. começa a matança de judeus em PALMA DE MALLORCA, em 2 de agosto de 1391,
524 a. último dia dado para a permanência dos judeus no reino de ARAGÃO e CASTELA, em 2 de agosto de 1492. Um documento assinado pelos soberanos católicos no dia 31 de março do mesmo ano, o DECRETO DE ALHAMBRA, havia oficializado a expulsão dos judeus da ESPANHA. De acordo com o texto, aqueles que fossem súditos hebreus deveriam se converter ao catolicismo ou partir. Trecho do DECRETO DE ALHAMBRA> “E sobre eles mandamos dar em nossa carta, através de qual mandamos a todos os judeus e judias de qualquer idade, já sejam os que vivem e moram e estão nos ditos nossos reinos e senhorios assim como os naturais deles, como os não naturais que em qualquer maneira e que por qualquer causa tenham vindo e estejam neles, que saiam de todos os ditos nossos reinos e senhorios com seus filhos e filhas, criados e criadas e familiares judeus, tanto velhos como jovens, de qualquer idade, ou não sejam ousados de voltar a eles nem estar neles nem em parte alguma da morada, nem de passagem nem de outra maneira (...)”.
507 a. rei ENRIQUE III, da FRANÇA, é assassinado em 2 de agosto de 1509.
419 a. inauguração do primeiro teatro de BARCELONA, a “CASA DAS COMÉDIAS”, em 2 de agosto de 1597.
202 a. explode em CUZCO um movimento rebelde indígena que esteve a ponto de conseguir a independência do PERU, em 2 de agosto de 1814.
194 a. da iniciação do príncipe D. PEDRO DE ALCÂNTARA na Maçonaria (2 de agosto de 1822). O livro “AS QUATRO COROAS DE D. PEDRO I”, de SÉRGIO CORRÊA DA COSTA, diz que a data da iniciação de D. PEDRO I foi no dia 13 de julho de 1822. O BARÃO DO RIO BRANCO, maçom e historiador dos mais abalizados, em nota a VARNHAGEN, escreveu: “...foi D. PEDRO aprovado e recebido maçom no “13 º dia do 5 º mês maçônico”, portanto no dia 13 de julho desse ano de 1822. MAX FLEIUSS também diz a mesma coisa. Três dias mais tarde, foi Exaltado ao Grau de Mestre MAÇOM e dois meses depois – a 4 de outubro – já na condição de “DEFENSOR PERPÉTUO DO BRASIL” (título concedido pela Maçonaria) tornou-se “GRÃO MESTRE DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL”. Dom PEDRO ao ingressar na Maçonaria adotou o codinome de GUATIMOZIM (uma homenagem ao último Imperador Azteca – CAUNTÉMOC – torturado e morto pelos conquistadores espanhóis por não revelar os segredos inerentes à sua condição real) e tornou-se, com os Maçons, o artífice de 7 de setembro, tornando público o que já havia sido decidido e proclamado solenemente pela Maçonaria na Sessão de 20 de agosto de 1822. No decorrer da 14ª Sessão da Assembléia Geral do Povo Maçônico, dirigida por GONÇALVES LEDO no impedimento do GRÃO-MESTRE JOSÉ BONIFÁCIO, foi proclamada a INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.     
186 a. rei CARLOS X, da FRANÇA, abdica em 2 de agosto de 1830.
171 a. tropas navais franco-britânicas capturam os navios argentinos que bloqueavam MONTEVIDÉU, na guerra que ROSAS e ORIBE sustentavam contra o URUGUAI, em 2 de agosto de 1845.
134 a. falece o ALMIRANTE BARROSO, em 2 de agosto de 1882. Nasceu em 25 de setembro de 1804.
122 a. do PRÉDIO CAETANO DE CAMPOS, inaugurado em 2 de agosto de 1894.  
118 a. falece OTTO VON BISMARCK, após escrever suas memórias – PENSAMENTOS E RECORDAÇÕES – em 2 de agosto de 1898. Nasceu em uma família de nobres prussianos, os junkers, em 1815. Em 1859, era embaixador em SÃO PETERSBURGO, e, mais tarde, PARIS. Foi nomeado primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, de GUILHERME I da PRÚSSIA, em 1892. No período de 1864-1870, o exército prussiano derrota dinamarqueses, austríacos e franceses. Em 1871 começa o Segundo Império (REICH) Alemão (1871-1918), com BISMARCK como chanceler. A ALEMANHA anexa a ALSÁCIA e a LORENA. De 1870 a 1890, com a “paz armada” BISMARCK domina a política e a diplomacia européias. No plano interno, o “chanceler de ferro” cria muitos benefícios sociais, num esforço para neutralizar as idéias revolucionárias. Em 1890 é constrangido pelo imperador GUILHERME II a abdicar.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, de 02 de agosto de 1898: afinal os trabalhos do viaduto estão prosseguindo e de forma que a obra parece que ficará sólida e terá duração. A parte que está a ficar pronta é toda construída de madeira de lei: o vigamento de ferro tem que ser pintado de novo.
Continua e parece que continuará durante algum tempo a indiferença da diretoria de Obras Públicas pelo edifício do IPIRANGA. É lamentável que esse soberbo monumento, erigido para comemorar um inolvidável acontecimento nacional, ainda esteja por concluir-se.
Foram transmitidas à Câmara dos Deputados, as informações prestadas pela Câmara Municipal desta Capital, sobre os recursos interpostos pelos vereadores doutor JOÃO PEDRO DA VEIGA FILHO, ANTONIO MUNIZ DE SOUZA e outros, do ato daquela Câmara, que mandou contratar com CARNEIRO & COMP o abastecimento de carnes verdes no município desta capital.
Em uma gaveta que continha papéis do finado doutor MACIEL PINHEIRO, foi encontrada uma relíquia para os republicanos. Consta de um pequeno fragmento de pedra sobre a qual foi levantado o poste com a cabeça do mártir TIRADENTES.
No RIO GRANDE um grupo numeroso de polacos, acompanhados de carretas carregadas de mantimento obrigam o povo dos lugares aonde passam a dar dinheiro, praticando roubos e outras atrocidades.
A INGLATERRA e a AMÉRICA DO NORTE insistem junto ao governo italiano para que desista de bombardear a COLÔMBIA por causa do pagamento da reclamação CERITTI.
Pela primeira vez foi trazida a conhecimento público a carta em que o PRÍNCIPE BISMARK solicitou ao imperador a sua demissão do cargo de chanceler do império alemão. 
117 das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 2 de agosto de 1899: a requerimento de parte foram seqüestrados os cafés colhidos e pendentes de vários fazendeiros do município de ARARAQUARA, trazendo esse fato enormes prejuízos à lavoura. As vítimas do arresto quase todas embargaram a diligência.
Continua a sentir sensíveis melhoras em sua saúde o senhor CORONEL FERNANDO PRESTES, presidente do Estado, que se acha enfermo na ilha balneária do GUARUJÁ.
Começam amanhã as tradicionais e populares festas do BOM JESUS DE PIRAPORA, por vésperas solenes que serão seguidas a 4, e 6 missas cantadas, pontificais, em honra a SÃO JOSÉ, NOSSA SENHORA DAS DORES e SENHOR BOM JESUS. A companhia SOROCABANA estabeleceu trens extraordinários a preços reduzidos.
CAMPINAS – foi assinado novo contrato de iluminação pública entre a Câmara e a Companhia Iluminação Campineira.
Ontem à noite o sargento carcereiro da Policia Central, subindo à galeria onde funcionam as delegacias, encontrou ali passeando orgulhosamente um cavalheiro em trajado. A fisionomia do “gentleman” alterou-se ao ver o sargento DIGNO e este a custo reconheceu o audaz gatuno HONORATO FLORINDO, já retratado.
RIO – O governo inglês, em comunicação feita ao governo brasileiro, declarou aceitar para decidir como árbitro a questão de limites com a GUIANA INGLESA, o grão-duque de BADEM, proposto pelo BRASIL.
RIO – os deputados federais pelo Estado do AMAZONAS recusaram a receber o subsídio pago pelo tesouro federal, visto serem pagos pelos cofres do Estado que representam.  
113 a. começa a rebelião da MACEDÔNIA contra o Império Otomano, em 2 de agosto de 1903. A “Organização Revolucionária Interna da MACEDÔNIA” (ORIM) mobiliza 26 mil homens, sob o lema “LIBERDADE OU MORTE”, para lutar pela autonomia do país.
109 a. CHINA abre sete cidades da MANCHÚRIA ao comércio internacional em 2 de agosto de 1907.
106 a. os jornais de 2 de agosto de 1910 publicam que há em SÃO PAULO, em plena cidade, a dois passos do centro, uma grande, antiga e belíssima instituição que a maior parte da população desconhece: O LICEU DE ARTES E OFÍCIOS que muitos benefícios tem produzido.
105 a. (SANTOS) Pelo vapor PROVENCE chegaram a esta cidade, dando ontem entrada na respectiva hospedagem, nesta capital, 425 imigrantes destinados ao trabalho da lavoura do Estado de SÃO PAULO. (publicado no O ESTADO de 2 de agosto de 1911).
102 a. governo belga não aceita o ultimato alemão que exigia a livre passagem de suas tropas pela BÉLGICA em 2 de agosto de 1914.
101 a. REVOLUÇÃO NO MÉXICO: os partidários de CARRANZA se apoderam da capital em 2 de agosto de 1915.
  95 a. falece o tenor italiano ENRICO CARUSO, em 2 de agosto de 1921, aos 48 anos, vítima de peritonite.
  95 a. LENIN chama os trabalhadores dos países industrializados a mobilizar-se em ajuda da RÚSSIA, ameaçada pela fome após vários anos de safras catastróficas, em 2 de agosto de 1921.
  89 a. do pouso do “JAHÚ” na Represa de GUARAPIRANGA, em 2 de agosto de 1927, depois de sair de GÊNOVA, na ITÁLIA, em 13 de outubro de 1926. O avião de madeira, fabricado na ITÁLIA, atravessou o ATLÂNTICO, 23 dias antes da travessia do piloto americano CHARLES LINDBERGH. Essa travessia impressiona; sem navegação por métodos eletrônicos, JOÃO RIBEIRO DE BARROS realizou uma façanha épica, que fez com que fosse recebido como herói no BRASIL. Na época, o seu feito eqüivalia a fazer uma viagem à lua. Foi mais surpreendente ainda por partir de um piloto de um país pobre, desafiando os colegas dos EUA, que, com muito mais recursos e condições, sonhavam em cruzar o ATLÂNTICO. Seu filho, JOSÉ RIBEIRO DE BARROS FILHO lamenta que o antepassado famoso seja tão pouco conhecido no BRASIL. “Tenho 200 jornais da época, que destacam o feito, mas nenhuma enciclopédia conta sua história”. Na ITÁLIA, a história tem outra importância. Tanto que a própria Aeronáutica Militar Italiana, A Força Aérea daquele país, está fazendo uma réplica do avião – o último do mundo em sua categoria – e vai fabricar peças em duplicata para o aparelho que está no BRASIL. “O povo de GÊNOVA tem grande interesse no renascimento do JAHÚ”, explicou o representante da autoridade portuária de GÊNOVA, GIAN BATTISTA SERRA.
O HIDROAVIÃO JAHÚ, que fez a primeira travessia do ATLÂNTICO, em 1927, façanha do piloto brasileiro JOÃO RIBEIRO DE BARROS, vai voltar à vida. O avião, que estava abandonado sob ataques de cupins, começou a passar por um processo de restauração em 2004 e poderá estar pronto em setembro de 2006, quando se completam CEM ANOS do vôo pioneiro de SANTOS DUMONT, em PARIS. Em agosto de 2004, um dos dois flutuadores de madeira já estava restaurado em 50%. O JAHÚ ficava no Museu da Aeronáutica, que dividia a OCA, do PARQUE DO IBIRAPUERA, com o MUSEU DO FOLCLORE. Em processo de deterioração acelerado, o avião foi retirado da OCA em 1999, quando o espaço foi cedido pelo então prefeito CELSO PITTA à empresa BRASIL CONNECTS. Depois, ficou guardado no hangar da Polícia Militar no CAMPO DE MARTE.
“Se não fosse restaurado, acabaria se perdendo, assim como esse belo pedaço da história”, disse a diretora do Museu da Aeronáutica, VALQUÍRIA RIGONATTI, em agosto de 2004. Os passos que se seguirão são os restauros dos aviões da aviadora ADA ROGATO, também sob a guarda do museu, ligado à FUNDAÇÃO SANTOS DUMONT. As luvas, a touca e os óculos do piloto já foram restaurados.
  85 a. quatro meses depois de proclamada a II REPÚBLICA ESPANHOLA, o povo catalão aprova em referendum o estatuto de autonomia da CATALUNHA, em 2 de agosto de 1931.
  84 a. nasce PETER O´TOOLE, ator irlandês, em 2 de agosto de 1932.
  82 a. ADOLFO HITLER assume a presidência do TERCEIRO REICH, após a morte do presidente da ALEMANHA, PAUL VON HINDENBURG, em 2 de agosto de 1934.
  76 a. governo de VICHY condena à morte, por rebeldia, o GENERAL CHARLES DE GAULLE, em 2 de agosto de 1940.
  74 a. nasce ISABEL ALLENDE, escritora chilena, em 2 de agosto de 1942.
  71 a. termina a Conferência de POTSDAM, em que os chefes das grandes potências estabelecem as condições da rendição alemã, em 2 de agosto de 1945.
  70 a. votação da lei MAC MAHON, nos EUA, contra toda divulgação de informações referentes à energia atômica, em 2 de agosto de 1946.
  64 a. da inauguração do TEATRO ARTHUR AZEVEDO, em 2 de agosto de 1952, na avenida PAIS DE BARROS, 955, na MÓOCA. Recebeu esse nome em homenagem ao grande teatrólogo, poeta, contista e jornalista brasileiro. Foi inaugurado, mesmo sem estar acabado, com a apresentação da peça “O PRÍNCIPE MEDROSO”, encenada pela Sociedade Paulista de Teatro GRAÇA MELLO, tendo à frente a atriz NYDIA LÍCIA. Por estar inacabado, os espetáculos e, naturalmente, o público eram sempre castigados quando chovia. E esta não foi a única dificuldade que o lugar enfrentou. Ainda havia o problema de falta de público, pois os moradores do bairro não conseguiam assimilar o valor cultural de uma casa de espetáculos. Outra dificuldade era o trânsito, pois o acesso era difícil, não havia iluminação nem asfalto. Foi necessário fazer um trabalho junto às igrejas e entidades do bairro para que fosse possível chamar o público para o teatro. O ARTHUR AZEVEDO, principalmente nas décadas de 1950 a 1970, foi palco de óperas, incluindo “O BARBEIRO DE SEVILHA”, “MADAME BUTTERFLY” e “CAVALARIA RUSTICANA”. Por volta de 1968, houve um esvaziamento de parte da produção cultural brasileira, especialmente nos teatros, que eram os alvos preferidos da censura. Esta situação perdurou até o fim dos anos 1970. Em 1991, órgãos do Patrimônio Histórico tombaram o prédio. Pelo ARTHUR AZEVEDO passaram CACILDA BECKER, PROCÓPIO FERREIRA, WALMOR CHAGAS e OSCARITO.
O teatro ficou interditado de 1988 até 1990 por causa do precário estado da rede elétrica. Em 1992 o espaço passou por outra recuperação e foi reaberto no mesmo ano. O painel de SOTTO MAYOR passou por mais um restauro e conforme as anotações na obra foi entregue em 5 de março de 1992.
Em 2 de julho de 2012 foram iniciadas outras obras de reforma e ampliação do Teatro. Foi novamente entregue ao público em 8 de agosto de 2015. A novidade do local é a implantação da ESCOLA E DO CLUBE DO CHORO. O teatro tem capacidade para 376 lugares, além dos espaços destinados a pessoas com necessidades especiais.  
  59 a. falece o artista plástico lituano LASAR SEGALL, aos 67 anos, em 2 de agosto de 1957. Nasceu em 23 de julho de 1891. Lituano, ele morou muitos anos no BRASIL e ajudou a difundir a arte moderna no país.
  59 a. EUA e CANADÁ decidem criar um comando aéreo unificado, em 2 de agosto de 1957.
  57 a. do gol mais bonito marcado por PELÉ, em 2 de agosto de 1959, no jogo JUVENTUS x SANTOS. No dia 29 de agosto de 2006 nenhum torcedor do JUVENTUS pegou no pé de PELÉ, como naquela tarde de 2 de agosto de 1959, quando o SANTOS visitou a Rua JAVARI para mais um jogo do Campeonato Paulista. Com três gols do menino PELÉ, então com 19 anos, o time da VILA BELMIRO bateu o JUVENTUS por 4 a 0. A partida entrou para a história. PELÉ virou o Rei do Futebol e Atleta do Século XX e hoje voltou a MÓOCA para ser homenageado com um busto no estádio onde fez o gol mais bonito dos 1.281 que marcou na carreira. Ao fim do texto lido para PELÉ na abertura da cerimônia havia um agradecimento dos juventinos pelo gol marcado no time deles. PELÉ agradeceu. Ele sempre disse que o terceiro gol daquele jogo foi o mais belo de sua obra. “Parece que aconteceu ontem e já faz quase 50 anos”, comentou. “Tudo está fresco na minha cabeça. Parte da torcida do JUVENTUS estava me perturbando. Já havia feito dois gols, mas os caras não paravam de pegar no meu pé”, recordou. “Olhei para a arquibancada e fiz um gesto de “espera um pouquinho”. Peguei uma bola vindo da direita, cruzada acho que por DURVAL, e marquei o terceiro gol, após dar três chapéus seguidos sem deixar a bola cair em três juventinos diferentes. E concluí de cabeça. As vaias viraram aplausos”. Foi naquela partida que PELÉ, de tão furioso com os torcedores, inventou o que seria depois sua marca registrada “o soco no ar”. O lateral-esquerda do JUVENTUS naquela época, JOSÉ PANDO, chorou ao rever o REI. Sofrendo hoje do MAL DE ALZHEIMER, PANDO participou daquele jogo. Mas não estava mais entre os 11 do JUVENTUS quando PELÉ fez o gol magistral. “Eu saí uns minutos antes porque o próprio PELÉ me acertou o joelho, claro, sem querer”, contou o ex-jogador, com 71 anos, broche do JUVENTUS pendurado no paletó. “Ele fez um baita gol na gente. Foi culpa da torcida que o provocou. O PELÉ sempre foi assim, quando era pressionado aí jogava mesmo”, recordou. “Ele pegou a bola na entrada da área e chapelou o HOMERO, depois o JULINHO, e depois ainda o goleiro MÃO DE ONÇA. Tudo isso sem deixar a bola cair, e ainda tocou de cabeça. Nunca vi outro gol como aquele”.    
   57 a. dirigentes comunistas chineses reconhecem o fracasso das “comunas populares”, no dia 2 de agosto de 1959.
   55 a. governo argentino cancela os poderes concedidos ao Exército para erradicar atividades subversivas, em 2 de agosto de 1961.
   52 a. primeiro ataque do VIETNÃ DO NORTE aos ESTADOS UNIDOS: uma patrulha norte-vietnamita ataca os americanos no GOLFO DE TONKIN, em 2 de agosto de 1964.
   52 a. falece SEBASTIÃO NOGUEIRA DE LIMA. Nasceu em 3 de novembro de 1880. Morre em 2 de agosto de 1964. Foi interventor federal no Estado de SÃO PAULO em 1945. Ministro e Presidente do TRIBUNAL DE CONTAS DE SÃO PAULO em 1947/48.
  52 a. das anotações feitas em 2 de agosto de 1964 (domingo). ANO 15º - MÊS 1º - DIA 24º - 6 anos e 59 dias na FORÇA PÚBLICA – 71 dias como 2º TENENTE – 218 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Logo cedo recebo a visita do meu compadre, 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN. Vem ele se lastimar das dificuldades que vem encontrando no seu serviço no 11º Batalhão Policial. Quer se transferir, se possível, para o BATALHÃO DE GUARDAS. Talvez tente, na semana que vem, realizar esse intento com o Comandante NÓBREGA.
Vou buscar minha mulher na feira e, depois do almoço, descanso bastante. À noite, assisto: MANDA BRASA, pelo canal 4; PÂNICO, pelo canal 9 e AVENTURAS NO PARAÍSO, pelo canal 4.
  51 a. dos apontamentos realizados em 2 de agosto de 1965 (segunda-feira). ANO 16º  - MÊS 1º - DIA 24º - 7 anos e 59 dias na FORÇA PÚBLICA - 436 dias como 2º TENENTE - 683 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Começo a primeira semana de atividades do mês de agosto. Sobre o pagamento de julho não há nem notícias ainda, mas se pode espera o "estouro" para esta semana.
Hoje começo o Comando efetivo da 3ª Companhia, muito embora desde o dia 30 de julho esteja nesse comando. Meu sargenteante é o 1º SARGENTO IZAC FERREIRA LOBO, meu conhecido desde 1963, quando ele era meu correspondente na Secretaria. A Companhia possui, no momento, 79 praças. Nesta manhã resolvo os casos da Companhia e na FIF assino a papelada referente ao Balancete do mês de julho. Assim é que às 9:30 horas estou sossegado e posso ir praticar futebol de salão com o 1º TENENTE PLÍNIO VAZ e ASPIRANTES MAIORINO, PORT e BARROS.
Ao meio-dia parto para o Serviço de Fundos. Ali me encontro com o 2º TENENTE JOÃO ROSA, tesoureiro do 12º BP. Depois de uma hora de espera o CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU nos diz que sobre o pagamento talvez amanhã ele desse alguma notícia. Deixo a Tesouraria Geral e vou acertar com o 2º TENENTE DIRCEU, na 3ª Seção, o caso de receber como Capitão desde 15 de julho. Fica acertado que já no pagamento de agosto tal acontecerá.
No BG, às 14 horas, dou aula de aritmética para os soldados. A turma aumentou bastante nesta data. Temos vinte e três alunos matriculados neste 2 de agosto. Mais tarde, descanso na FIF e às 18 horas, janto com o Oficial de Dia, ASPIRANTE CRISPINIANO.
Vários casos ocorrem no quartel nesse horário. Há um desentendimento entre dois soldados da Prontidão e um puxa o sabre e tenta atacar seu colega. São presos e aquele que puxou o sabre tenta se enforcar no xadrez. O ASPIRANTE CRISPINIANO procura meu auxílio e o auto de Prisão em Flagrante é feito.
Às 19 horas, inicio as aulas para os cabos. A primeira, que foi de aritmética, contou com a presença de dez cabos, quase todos do 12º BP.
Às 21 horas, vou deixar o quartel. Sinto-me estafado com o programa cumprido nesta data, principalmente porque de manhã já tenho de comandar uma companhia e tratar de minhas funções como tesoureiro e almoxarife. Em casa, assisto alguns programas de televisão, indo deitar depois das 23 horas.
  50 a. dos apontamentos feitos em 2 de agosto de 1966 (terça-feira). ANO 17º -MÊS 1º - DIA 24º - 8 anos e 59 dias na FORÇA PÚBLICA – 801 DIAS COMO 2º TENENTE – 119 DIAS NA 2ª COMPANHIA INDEPENDENTE.
Sei que hoje terei muitas dificuldades em vista de ser data de pagamento do pessoal da 2ª Companhia Independente. Portanto, não me afobo com questões de horário e só deixo meu lar às 11:30 horas.
Em GUARULHOS, chego quase às 13 horas e muitos soldados já se encontram presentes na Companhia, esperando o início do pagamento.
O SARGENTO FLÁVIO empresta-me o carro e com ele e o SUB-TENENTE NATAL DE OLIVEIRA rumo para a Coletoria Estadual.
Dão-me um cheque de mais de trinta e quatro milhões de cruzeiros e, no BANCO MERCANTIL, retiro essa quantia.
Quando o CAPITÃO JAIR e o TENENTE SÉRGIO chegam, já estou iniciando o pagamento.
A tarde toda é dedicada a isso. O SARGENTO FLÁVIO e o SOLDADO PATRÍCIO ajudam-me. Surgem algumas dificuldades com relação a descontos para barbearia, clube dos cabos e soldados, representação  de Guarulhos e alguns descontos para terceiros.
Passam das 19 horas e ainda estou pagando. No final, são pagos 141 elementos da Companhia e ficam 30 para amanhã.
Ainda visitamos dona ELVIRA e JUREMA depois de sair da Companhia. Ali ficamos sabendo dos “podres” do delegado e das mazelas que existem na polícia civil.
Chego em casa às 23:30 horas. Estou completamente alheio a tudo e só quero descansar.
  50 a. fim das revoltas no CONGO – KINSHASA, em 2 de agosto de 1966.
  46 a. primeiro seqüestro aéreo: um BOEING 747, com 378 passageiros, foi desviado para CUBA, quando ia de NOVA YORK para PORTO RICO, em 2 de agosto de 1970.
  45 a. HÉLIO BICUDO é afastado das investigações dos crimes do ESQUADRÃO DA MORTE, em 2 de agosto de 1971. Ele foi um dos maiores denunciantes do grupo que matava presos políticos no BRASIL.
  43 a. do seqüestro de CARLINHOS, em 2 de agosto de 1973. Então com dez anos de idade, é tirado de dentro de casa, em SANTA TERESA, no RIO, por um homem armado, que deixou um bilhete pedindo cem mil cruzeiros (moeda da época) de resgate. Em janeiro de 1974, um homem confessou ter assassinado CARLINHOS a mando do pai do menino, JOÃO MELLO DA COSTA. Dias depois, disse que o menino estava em poder de um grupo terrorista. No final, contou que tudo foi mentira. Em 1 º de agosto de 1978 a Divisão de Roubos e Furtos da Secretaria de Segurança Pública do RIO disse à Imprensa que CARLINHOS estava vivo e que o seqüestro foi uma farsa arquitetada pelo pai. A história nunca foi confirmada. Em 19 de abril de 1988, MARIA DA CONCEIÇÃO acredita que CARLOS ANTÔNIO DA ROSA, preso por assalto a uma casa em NOVA FRIBURGO, seja o filho dela. O rapaz chegou a ficar sob sua custódia, mas o exame de DNA mostrou que ele não era o rapaz procurado. No dia 14 de agosto de 1997, CARLOS HENRIQUE BRITO, morador do morro da MANGUEIRA, disse ser o menino seqüestrado. Foi o 11º CARLINHOS a surgir. Também o exame de DNA negou a filiação. Em dezembro de 2002, a SOS CRIANÇAS DESAPARECIDAS, órgão da Secretaria da Infância e da Juventude do RIO, passou a investigar a possibilidade de CARLOS ALBERTO DE SOUZA ser o filho de MARIA DA CONCEIÇÃO. O órgão recebera uma carta anônima.   
  40 a. morre FRITZ LANG, cineasta alemão que se exilou nos EUA, em 2 de agosto de 1976.
  37 a. das anotações realizadas em 2 de agosto de 1979: nesta quinta-feira, no ginásio DELPHIN BALANCIER, coronéis da ativa e da reserva jogam volibol: JUVENAL, DORIVAL ROSSI, ROLDÃO, bem como os TENENTES-CORONÉIS PM VALDEMAR NOGUEIRA, HERMÓGENES e MAJOR PM JÓBIO.
O 1º BPChq receberá nesta tarde a visita do CSP da Polícia Militar de PERNAMBUCO. CORONEL RIGONATTO vai em Palácio. MAJOR PM MOACYR DE SIQUEIRA conversa comigo sobre erros cometidos pela ROTA. Ele não quer ser Sub-Cmt do 1º BPChq.
À tarde o TENENTE-CORONEL PM BELICKAS está no 1º BPChq durante a visita do CSP/PMPE.
Vou à Rua XAVIER DE TOLEDO, nº 87, 10º andar, ver a coleção de revistas do “ZÉ DO CAIXÃO”. Ele está dispondo da mesma. Os preços estão muito altos.
Presos pela ROTA cinco menores da FEBEM.
Passeata dos bancários.
Postos de gasolina abrirão aos sábados para os táxis.
O aumento da TRU.
PAPA JOÃO PAULO II visitará as FILIPINAS.
Senador ELPÍDIO NUNES sofreu infarto.
BRASIL 2 x ARGENTINA 1. Tentos de ZICO e TITA para o BRASIL.   
36 a. do atentado na estação de BOLONHA, em 2 de agosto de 1980. Os neofacistas cometem o atentado na estação ferroviária, com 84 pessoas mortas e mais de 200 feridas.
32 a. da nomeação do CORONEL PM DOMINGOS PAPASÉRGIO para JUIZ do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR. Ele concorreu numa lista tríplice, da qual faziam parte o CORONEL PM JOSÉ ALVES DE CARVALHO e o CORONEL PM LUÍS CARLOS DE PONTES FABBRI. Em 2 de agosto de 1984 constam de minhas anotações os seguintes tópicos: Aeroporto de TEERÃ- após retirarem os 46 reféns que ainda estavam a bordo do BOEING da AIR FRANCE, os seqüestradores explodiram a cabine do avião e se entregaram às autoridades do IRÃ. Entre os passageiros estava a brasileira ADELA KRZETONSKA que afirmou “tudo pareceu um pesadelo”. O CONSELHO SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS DA ARGENTINA ordenou a “prisão preventiva rigorosa” do GENERAL JORGE RAFAEL VIDELA, chefe da JUNTA MILITAR que governou o país entre 1976 a 1981, processado por excessos e violações contra os direitos humanos na luta contra a guerrilha, durante a sua gestão.
32 a. GRÃ-BRETANHA e CHINA chegam a um acordo, no dia 2 de agosto de 1984, para a transferência da colônia de HONG KONG para a República Popular em 1997.
32 a. ex-presidente argentino JORGE RAFAEL VIDELA é preso por ordem do governo de RAÚL ALFONSIN, em 2 de agosto de 1984.
31 a. da inauguração da quadra POLIESPORTIVA nos quartéis do CPAM-1 / 11o. BPMM, em 2 de agosto de 1985. Eu era o Chefe do EM-CPAM-1, no Comando do CORONEL PM GUNTHER ALFANO CLAUSSEN.     
30 a. falece o Cel. PM Ref. AURÉLIO MARTINS OLMO, em 2 de agosto de 1986.
29 a. morre POLA NEGRI, atriz polonesa do cinema mudo, em 2 de agosto de 1987.
29 a. presidente peruano ALAN GARCIA anuncia a estatização de 10 bancos, 17 seguradoras e seis entidades financeiras, em 2 de agosto de 1987. Outras anotações nesta data: domingo frio. Compro a FOLHA DE SÃO PAULO e leio: PT antecipa a corrida para suceder SARNEY e indica o deputado federal LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA – STF é contra o Tribunal Constitucional para garantir o cumprimento da nova Constituição – Governo vai apurar prisão de jogadores do GRÊMIO de PORTO ALEGRE – GOLBERY sofre uma cirurgia de “alto risco”.
Às 10 horas, pela TV GLOBO, assisto A PALAVRA É SUA – sob a coordenação de JOEMIL BETTING e a participação de MÁRIO SÉRGIO DUARTE GARCIA – Secretário Estadual da Justiça; HÉLIO BICUDO – Presidente da Comissão TEOTÔNIO VILELLA; PERCIVAL DE SOUZA – jornalista policial. É discutido o polêmico tema O SISTEMA CARCERÁRIO NO ESTADO.
LUCINDA recebe a visita de seu irmão AMÉRICO e de seu sobrinho ALEXIS.
Estudo ECONOMIA nesta tarde (concorrência perfeita e oligopólio) e ADMINISTRAÇÃO APLICADA À SSP (eficiência e eficácia – organização complexa).
O FANTÁSTICO mostra tudo o que aconteceu na Penitenciária do Estado. O saldo de mortos é de 30 (29 detentos e 1 funcionário). O TENENTE-CORONEL PM MELO ARAÚJO faz o seu relato.
O SÃO PAULO venceu o SANTOS por 1 a 0, no MORUMBI. É o terceiro colocado com 43 pontos. Em primeiro está o SANTOS com 45 pontos. Em segundo vem o PALMEIRAS com 44. O CORINTHIANS acha-se em quarto, junto com o INTERNACIONAL, com 42 pontos ganhos.
Em MINAS GERAIS o CRUZEIRO vence o ATLÉTICO por 2 a 0 e é o CAMPEÃO ESTADUAL.
Ao derrotar TONY TUCKER por pontos, ontem à noite, MIKE TYSON conquistou um título inédito na história do boxe. Unificou o título mundial dos pesados em três versões: Campeão Mundial do Conselho e da Associação Mundial de Boxe e Campeão da Federação Internacional de Boxe dos ESTADOS UNIDOS.    
27 a. falece o REI DO BAIÃO - LUIZ  GONZAGA – em 2 de agosto de 1989.
27 a. falece o historiador e escritor SILVEIRA BUENO, em 2 de agosto de 1989.
26 a. falece o escritor ADONIAS FILHO, em 2 de agosto de 1990.
26 a. Promoção a CORONEL PM: FRANCISCO ABELARDO CONTE LIMA e JOSÉ SEVERINO SOBRINHO, em 2 de agosto de 1990. 
26 a. da INVASÃO do KWAIT pelo IRAQUE, em 2 de agosto de 1990. A ocupação foi o estopim para a GUERRA DO GOLFO, liderada pelos ESTADOS UNIDOS.
24 a. eleições presidenciais e parlamentares na CROÁCIA vencidas por FRANJO TUDJMAN e seu partido, a Comunidade Democrática, em 2 de agosto de 1992.  
23 a. da suspensão do goleiro ZETTI, da Seleção Brasileira, e do lateral RIMBA, da Seleção Boliviana, por vestígios de cocaína nos exames antidoping feito no material colhido após o jogo das eliminatórias em que o BRASIL foi derrotado pela BOLÍVIA por 2 a 0, no dia 25 de julho de 1993, em LA PAZ. As suspensões de ZETTI e RIMBA foram anunciadas em 2 de agosto de 1993.
23 a. da ratificação do TRATADO DE MAASTRICHT pela GRÃ-BRETANHA, sobre a unificação européia, encerrando 15 meses de confrontos e discussões que chegaram a ameaçar a permanência do primeiro-ministro JOHN MAJOR e seu governo no poder, no dia 2 de agosto de 1993. O último obstáculo à ratificação do tratado estava nas mãos do representante da Câmara dos Lordes, REES MOGG, que estava considerando a possibilidade de apelar da decisão da Suprema Corte Britânica negando uma petição apresentada por ele. Mas o lorde decidiu desistir da apelação, abrindo caminho para a aprovação do TRATADO. 
20 a. falece o ex–premiê francês MICHEL DEBRÉ, homem de confiança do GENERAL CHARLES DE GAULLE, em 2 de agosto de 1996.   
19 a. falece o escritor norte–americano WILLIAM SEWARD BURROUGHS, precursor da geração beat. Considerado o “guru” da contracultura. Falece aos 83 anos, vitima de um infarto, em LAWRENCE, nos ESTADOS UNIDOS, no dia 2 de agosto de 1997. Entre suas obras: ALMOÇO NU (1959), EXTERMINADOR! (1960), JUNKIE, CONFISSÕES DE UM VICIADO EM DROGAS NÃO-REDIMIDO.  WILLIAM BURROUGHS nasceu em 5 de fevereiro de 1914.
19 a. das seguintes anotações feitas em 2 de agosto de 1997: neste sábado, logo cedo, dona JACIRA, esposa do senhor LUÍS, está chorando suas mágoas para a LUCINDA e MARLENE. Na madrugada houve um “bate-boca entre familiares, em sua residência.
O JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA continua construindo os cômodos sobre a laje de nossa residência. Quer ele terminar logo a construção, mesmo porque avizinha-se chuva.
O PAULO traz sua filha CRISTIANE para uma sessão de depilação com a MARLENE. Mais tarde chegam a MARGARIDA e a DANIELA.
Na biblioteca, leio o JORNAL DA TARDE. Percebo que estão aparecendo muitos MANDRAKES e SASSÁS MUTEMAS no caso de uma pretensa NOVA POLÍCIA. É uma incoerência porque essa nova polícia seria formada pela velha e se gastaria muito dinheiro, coisa que os governos não têm (ou dizem não ter) para aparelhar a atual polícia. Se o material humano é o mesmo, porque não dotar a atual polícia de meios e recursos financeiros, evitando-se invencionices que não irão dar certo? É que os homens gostam de “modernizar”. Justamente por isso é que estamos com falta de hierarquia e disciplina, os dois pilares básicos de uma polícia sadia, corroídos por interesses político-partidários e mesmo por pessoas safadas e mal intencionadas. Estão acabar com aquilo que tínhamos de melhor. O que por aí é uma incógnita que irá dar muito o que falar.
Ao longo deste sábado de temperatura elevada, leio minhas memórias. Na noite, assisto PALMEIRAS 3 x BOTAFOGO 1 e continuo a ler o romance de EÇA DE QUEIRÓS – A RELÍQUIA. Um outro jogo de futebol deu UNIÃO SÃO JOÃO 1 x JUVENTUDE 0.
GUSTAVO KUERTEN, o GUGA, vence o número dois do mundo, MICHAEL CHANG. Disputará o título com o norte-americano CHRIS WOODDRUFF, que venceu o russo YEYGENY KAFELNIKOV.
18 a. das anotações feitas em 2 de agosto de 1998: neste domingo, o GP DA ALEMANHA, em HOCKHEIM, começa às 9 horas. O finlandês MIKA HAKKINEN sai na frente e não perde a liderança até a bandeirada de chegada. DAVID COULTHARD faz a “dobradinha” da MacLAREN. JACQUES VILLENEUVE chega em terceiro; DAMON HILL em quarto; MICHAEL SCHUMACHER em quinto e seu irmão RALF em sexto. No mundial de pilotos, faltando cinco corridas, a diferença aumentou para 16 pontos. HAKKINEN tem agora 76 pontos e MICHAEL SCHUMACHER 60. O terceiro é DAVID COULTHARD com 42 pontos. EDDIE IRVINE vem em quarto com 32 pontos. Terminada a corrida, vamos para POÁ. Apesar do mau tempo, chuvisqueiro e vento frio, LUCINDA acompanha-me nessa visita à minha mãe. O passeio é tranqüilo. Dona ALICE prepara um ‘cação’ para mim, já que não posso comer carne vermelha por causa do ácido úrico. Minha mãe está com a “corda toda” neste domingo. Conversa muito com a LUCINDA e implica com o seu vício de fumar. Chama-lhe a atenção. Fala mal do NECO e do MÁRIO, dois desajustados. Somente quando já estamos prontos para deixar POÁ é surgem a MARIZETE e o FELIPE. Não vemos o ADALVO. Na hora de embarca no SANTANA, surge o MÁRIO na sua inseparável moto. Na boléia, a sua namorada. O retorno para GUARULHOS é sofrível. Chove e esfria muito. Pelo rádio do carro, acompanho o jogo SÃO PAULO 2 x GUARANI 1, no MORUMBI. O ex-corintiano SOUZA marca o gol da vitória tricolor. O “carrossel” corintiano, armado pelo técnico WANDERLEY LUXEMBURGO, goleou o JUVENTUDE, do RIO GRANDE DO SUL (atual campeão gaúcho) por 4 a 0. MARCELINHO CARIOCA deu um show de bola. Marcou dois gols e ainda colaborou para os de ADILSON e GILMAR. Outros resultados do campeonato brasileiro: PONTE PRETA 0 x INTERNACIONAL, do RIO GRANDE DO SUL 0; BRAGANTINO 0 x VASCO 0; CRUZEIRO 1 x SANTOS 2; PARANÁ 0 x PORTUGUESA 1; GRÊMIO 2 x ATLÉTICO MG 3; BOTAFOGO 1 x VITÓRIA 2. SPORT 2 x ATLÉTICO PR 0; AMÉRICA MG 2 x AMÉRICA RN 2.
No hipódromo da GAVEA, no RIO, o cavalo QUARI BRAVO confirmou o favoritismo e venceu o GRANDE PRÊMIO BRASIL 1998. GABLITZ chegou em segundo e PRINCE ALI foi o terceiro. Continuo lendo LYNN BARTLETT – O DOMÍNIO DOS DEUSES.      
18 a. falece AURÉLIA SCHWARZENEGGER, mãe do ator ARNOLD CHWARZENEGGER, no dia 2 de agosto de 1998.
17 a. falece o Cel. PM Ref. ANTÔNIO DE OLIVEIRA ABREU, em 2 de agosto de 1999.
17 a. da aposentadoria do PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, DESEMBARGADOR DIRCEU DE MELLO, no dia 2 de agosto de 1999.
17 a. um choque frontal de dois trens de passageiros na estação de GAISAL, no Estado indiano de BENGALA OCIDENTAL, causa a morte de 288 pessoas e deixa mil feridos, em 2 de agosto de 1999. Outras anotações nesta segunda-feira: começamos uma semana com uma palestra na CRUZ AZUL, dada pelo OREZ e auxiliada pelo ELÁDIO. O atual presidente da CRUZ AZUL é o CORONEL PM Res ANTÔNIO MOREIRA SOARES DE AZEVEDO. O Superintendente é o CORONEL PM AMÉRICO VICTOR SALVATO. Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA telefona-me para dizer que, pela manhã, conversou com dona JÚLIA, esposa do senhor MARCONDES, e que ainda está em jejum. Parece que deverá ser submetido a uma intervenção cirúrgica no próximo dia 4.
No MMDC, uma tarde de calor e de sossego. Apenas cuidamos da rotina. Visita-nos o veteranos JOEL FRANCISCO. Retorno cedo para GUARULHOS.
Na TV, assisto a um pavoroso desastre entre dois trens no norte da ÍNDIA, com número de mortos estimado, inicialmente, um quinhentos, além de mil feridos.      
A Corregedoria da Polícia Civil e a 6ª Seccional estão investigando policiais da região de INTERLAGOS, suspeita de extorquir R$1.3 milhão de um dos envolvidos no assalto à sede social do BANESPA, em 4 de junho. Os acusados teriam seqüestrado a mulher e uma parente do assaltante e as mantiveram em cativeiro durante quatro dias, exigindo o pagamento do resgate.
O piloto CHRISTIAN FITTIPALDI sofreu um acidente no oval do MADISON, em ILLINOIS, durante testes privados. Seu carro bateu de traseira, acerca de 300 km/hora. Ficou desacordado durante dez minutos. Está internado no ST. LOUIS UNIVERSITY HOSPITAL e apresenta um coágulo de sangue no cérebro.  
16 a. falece GILLES THIBAULT, compositor da canção “MY WAY”, aos 72 anos, em 2 de agosto de 2000. O cantor FRANK SINATRA foi quem imortalizou a música “COMME D’HABITUDE” título original de “MY WAY”.    
16 a. VICENTE FOX é declarado oficialmente o presidente do MÉXICO, em 2 de agosto de 2000.
16 a. uma onda de violência deixa 101 mortos na CAXEMIRA, no dia 2 de agosto de 2000, logo após um incidente em um lugar sagrado.

ACONTECEU EM 2 DE AGOSTO DE 2001 : -  QUINTA-FEIRA
Logo cedo, o ANDRÉ liga para o PM JOÃO GOMES avisando- que seu sogro acaba de falecer, vítima de um infarto, aos 72 anos. Pede o auxílio do JOÃO quanto ao carro.
Na manhã deste dois de agosto, o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA compareceu no auditório do COMANDO SUDESTE, juntamente com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, para estudos atinentes a SEMANA DA PÁTRIA, sob a organização do Comando do Exército Sudeste. Na tarde, o Sr. PIRES esteve na Sociedade. Fez um contato telefônico com o poeta PAULO BOMFIM, nosso conselheiro.

COMPAREÇO NO CENTRO ODONTOLÓGICO para resolver um problema dentário que vem me amolando há meses. Trata-se da raiz do dente número 23, tratada pelo TENENTE SESMA, onde se colocou um pivô que se soltou. Tenho sorte de encontrar ali o tenente SESMA que constata que a raiz está condenada. Preciso extraí-la. Hoje ele faz a prótese. Às 11 horas, participo de uma reunião no MMDS. Comenta-se a cisão entre as categorias policiais-militares e uma reunião que haverá hoje com o governador GERALDO ALCKMIN. Parece que tudo ficará como está. Os oficiais deverão receber um ridículo reajuste de 6%, a contar de 1º de agosto. 

UMA ESTUDANTE DE MEDICINA, seqüestrada na noite de 31 de julho no BROKLIN, filha de um empresário paulista, foi libertada pelo serviço reservado da Polícia Militar em VILA CLARA, AMERICANOPÓLIS.

O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL PARA A EX–IUGOSLÁVIA condenou  o general servo–bósnio RADISLAV KRSTIC a 46 anos de prisão. Ele foi considerado culpado pelo massacre de oito mil muçulmanos de SREBRENICA (leste da BÓSNIA) em julho de 1995. Foi o maior massacre da EUROPA desde o HOLOCAUSTO, na 2a. GUERRA MUNDIAL.

A RAINHA-MÃE DA INGLATERRA, ELIZABETH, deixou o hospital KING EDWARD VII, em LONDRES. Ela foi internada com esgotamento nervoso e anemia. A rainha-mãe vai completar 101 anos no dia 4 de agosto.

RECEBEU ALTA do hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, o governador de Minas Gerais, ITAMAR FRANCO. Ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada da vesícula.

INDICADO o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do governo federal, ANDRÉA MATARAZZO, para o cargo de embaixador do BRASIL em  ROMA, em substituição a PAULO TARSO FLECHA DE LIMA.

FALECEU a passista PAULA DO SALGUEIRO, uma das maiores sambistas da história do carnaval carioca. Seu nome era PAULA DA SILVA CAMPOS e começou a desfilar em NITERÓI, passando em 1965 para o SALGUEIRO, onde ficou quase quatro décadas e impôs-se pelo estilo original de seus passos na avenida. Foi também modelo e bailarina folclórica. Morreu aos oitenta e três anos, de infarto.

Extremistas muçulmanos seqüestram 36 filipinos na ilha meridional de BASILAN e decapitam pelo menos quatro deles.

2 002  :  -  (  N  A  ).     SEXTA-FEIRA
A edição do JORNAL DA TARDE neste 2 de agosto mostrava que a constante alta no preço do dólar que prejudicava a economia mundial havia sido contida. Outro destaque havia sido a declaração da prefeita MARTA SUPLICY de que ROSINHA MATHEUS, mulher do candidato à Presidência ANTONY GAROTINHO, era manipulada e a dispensa de 44 mil recrutas do Exército por causa de um corte de gastos.

Esfria bem nesta manhã. Dona CÉLIA pediu ontem à noite, por telefone, para que eu passasse por volta do meio–dia na Sociedade, a fim de assinar uma Certidão. Com isso, fica prejudicada a reunião com os oficiais do MMDS. O Sr. MARCONDES também se encontra na Sociedade e conversa reservadamente comigo. Não gostou nada do que aconteceu naquela reunião de 31 de julho, quando o CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES censurou sua ida ao PALÁCIO DO GOVERNO, a fim de comunicar ao Secretário da Comunicação que a Sociedade estava fechando com a NESTLÉ/NESCAU o contrato da reforma do Monumento. Faço ver a ele que não podemos “brigar” justamente quando estamos com inimigos à porta, e isso seria um “prato cheio” para os nossos detratores.
Passamos uma tarde sossegada, podendo acertar muita coisa pendente. Por volta das 16:15 horas vou tomar um ônibus a fim de me dirigir ao Monumento–Mausoléu. Trata-se da ABERTURA da Exposição Temática do MACKENZIE, organizada pelo CENTRO DE REFERÊNCIA CONSTITUCIONALISTA. No local: OCTÁVIO MARCONDES MACHADO, DIRETOR DO MUSEU HISTÓRICO e sua mãe, dona MARIA EUGÊNIA, diretora da JUVENTUDE, Cel. PLÍNIO ANGANUZZI, WÁLTER TAVERNA, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, LILIANA, ANDRÉIA, ROMEU CICCONE e esposa, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, GERALDO FARIA MARCONDES, GINO STRUFFALDI, vários integrantes do MACKENZIE, responsáveis pela exposição temática em parceria com o Centro de Referência Constitucionalista. O OCTÁVIO é o mestre de cerimônia. Fala em primeiro lugar sobre o evento. Depois, ROMEU CICCONE aborda a união MACKENZIE – SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, através do CENTRO DE REFERÊNCIA CONSTITUCIONALISTA. Aproveita a oportunidade para tecer comentários sobre a excrescência do Projeto de Lei em tramitação na Assembléia Legislativa, querendo mudar a sigla MMDC para MMDCA, a fim de homenagear ALVARENGA, um dos rapazes que foi ferido na noite de 23 de maio, vindo a falecer em 12 de agosto quando a sigla MMDC já tinha sido instituída. Encerrando a solenidade, fala o doutor MARCEL pelo MACKENZIE. Ainda conversamos com diversas pessoas no Monumento e, depois das 18 horas, pego uma “carona” com o Sr. MARCONDES, num carro do Sub–Cmt PM, Cel. FERNANDO PEREIRA que sempre tem ajudado o presidente do MMDC, fornecendo-lhe condução.
Em casa, quase às 22 horas, telefona-me o GINO STRUFFALDI. Dá uma boa notícia. O ROMEU CICCONE abordou o Cel. CANAVÓ no Monumento (eu não o vi no local) e este lhe disse que não irá receber o Colar da Cruz do Alvarenga e se posiciona contrário ao PDL que está na Assembléia. Para mim, sempre achei que o CANAVÓ estava no lado do inimigo.
Tomamos conhecimento do falecimento de mais um ex–combatente de 32, CLÓVIS PRADO DE CARVALHO, aos 89 anos. Pertenceu à famosa COLUNA ROMÃO GOMES. Foi enterrado em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.

Por volta das 12:30 horas, 50 fiscais da Subprefeitura da SÉ foram para a rua 25 de março para recolher mercadorias dos camelôs sem permissão para trabalhar. Logo mais passaram a ocupar a Ladeira Porto Geral e recolher a mercadoria dos ambulantes. Sem aceitar a operação dos fiscais, entraram em conflito com a Guarda Civil que apoiava os fiscais. Comerciantes do CENTRO VELHO fecham suas portas com medo de serem saqueados. Manifestantes foram até à rua DIREITA em passeata, pegando pedras e blocos de concreto. Apedrejaram os guardas, causando ferimento em seis deles. A Polícia Militar chegou por volta das 15 horas e somente depois de uma hora é que a confusão terminou.

O pior ficou para trás. Esta era a sensação dos operadores de mercado no fechamento dos negócios de hoje na Bolsa de Valores. Afinal, o dólar literalmente desabou. Está cotado a R$ 3,01.

Uma carta escrita por R., um dos presos infiltrados em organizações criminosas pelo GRADI (GRUPO DE REPRESSÃO E ANÁLISE DE DELITOS DE INTOLERÂNCIA), o serviço de inteligência da PM, denuncia uma suposta farsa na rodovia Senador José Ermírio de Moraes, a CASTELINHO, em SOROCABA. O episódio culminou com a morte de 12 homens, em 5 de março, acusados de planejar um assalto ao aeroporto de Sorocaba. O detento revela que tudo não passou de encenação e que o plano foi arquitetado pela unidade secreta da PM, que precisava de uma operação bem – sucedida para melhorar a imagem do governo na área da Segurança Pública. Segundo R., o bando foi levado para a morte e recebeu da polícia, sem saber, armas com balas de festim para roubar um avião–pagador que não existia. Em depoimento na Justiça, R. contou que foi torturado pelos PMs do GRADI e outros presos recrutados pelo serviço secreto da Corporação com taco de beisebol e pedaços de pau. Ele tem medo de ser assassinado e afirma que sofreu várias ameaças.

Parte do palanque do showmício do PSB na CINELÂNDIA, no RIO, desabou. Cerca de cem pessoas se preparavam para descer do palanque quando a estrutura ruiu. GAROTINHO, apesar de ter segurado numa barra de ferro que tinha no palanque, foi levado para um hospital com suspeita de fratura numa perna. A candidata ao Governo do Estado, ROSINHA MATHEUS, foi levada para o Palácio TIRADENTES, mas não se machucou. O presidente de honra do PSB, MIGUEL ARRAES, ficou com escoriações no rosto. Outras 16 pessoas se feriram, sem gravidade.

O comando de campanha à Presidência da República de CIRO GOMES já estaria analisando a substituição do candidato a vice, o sindicalista PAULO PEREIRA DA SILVA, envolvido em várias denúncias se suborno e desvio de verbas.

A apresentação do artilheiro ROMÁRIO ao FLUMINENSE teve festa, confusão, juras de amor eterno e um recado para o técnico da Seleção Brasileira, LUIZ FELIPE SCOLARI. O “BAIXINHO” reafirmou sua vontade de ainda representar o País e, irônico, se negou a comentar a queda de braço com o treinador. ROMÁRIO assinou contrato até Dezembro, período que será utilizado para a disputa do Campeonato Brasileiro. Aclamado por cerca de 1.500 pessoas presentes às LARANJEIRAS, o artilheiro não desperdiçou a oportunidade de elogiar os novos fãs e garantiu logo de cara o apoio de que tanto vai precisar no novo clube. 

No SÃO CAETANO, caiu o técnico JAIR PICERNI. Foi demitido por telefone. NELSINHO BAPTISTA e VADÃO são os candidatos à vaga.

Há 40 anos e poucas horas, GAROTA DE IPANEMA estava nascendo. A música foi executada em público, pela primeira vez, na noite de 2 de agosto de 1962, no restaurante BOM GOURMET, no RIO, na estréia do show ENCONTRO, que reuniu no mesmo palco, JOÃO GILBERTO, ANTÔNIO CARLOS JOBIM, VINÍCIUS DE MORAES e o conjunto vocal OS CARIOCAS. Esta primeiríssima apresentação não começou pelos clássicos versos, “Olha que coisa mais linda/ Mais cheia de graça...”, mas por uma introdução quase recitada, feita especialmente para o show e só cantada nos 45 dias em que ele esteve em cartaz.

Por volta das 22:30 horas, três homens foram executados com tiros na cabeça na porta de uma pensão na Rua ALMEIDA LIMA, no BRÁS. O zelador da pensão, VICENTE GOMES, de 52 anos, e os moradores MARCELO LÁZARO CORDEIRO, de 23, e JOSÉ BATISTA, de 21, foram encaminhados ao Pronto–Socorro do TATUAPÉ, mas já chegaram mortos ao hospital.

O apartamento em MIAMI do juiz ladrão NICOLAU DOS SANTOS NETO, acusado de desviar cento e sessenta e nove milhões de reais a obra do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, foi vendido por oitocentos e trinta e cinco mil dólares. O dinheiro será depositado nos cofres da União, lesada com o desvio de verbas.

O BOEING 767 que levou o PAPA JOÃO PAULO II de volta de uma viagem de 11 dias pousou pouco antes das 9 horas (horário local) no Aeroporto de CIAMPINO, em ROMA. O pontífice desceu da aeronave por uma plataforma móvel e, aparentando cansaço, seguiu de carro até sua residência de verão em CASTELGANDOLFO. Ali, ele permanecerá até o dia 16 de agosto, quando partirá para a POLÔNIA, sua terra natal, numa viagem de três dias. O PAPA irá a CRACÓVIA e presidirá uma celebração num monastério numa cidade próxima à capital, um local onde rezava com seu pai. Ele ainda se reunirá com bispos, governantes e visitará o túmulo dos pais.
ANUNCIADA a aposentadoria do cantor e pianista LITTLE RICHARD, de 69 anos. Depois de cinqüenta anos de carreira musical, ele encerra neste ano sua última turnê nos EUA e pretende retornar à Terra Natal, a GEÓRGIA. RICHARD alegou que trabalha desde os oito anos e que nunca tirou férias. Em NOVA YORK.

FALECEU o CORONEL PM MOACYR TEIXEIRA DA SILVA BRAGA. Estava com 72 anos (nasceu em 1º de março de 1930). Entrou na FORÇA PÚBLICA em 1º de abril de 1949. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1950. PROMOÇÕES :- 2º Tenente – 24 de agosto de 1951; 1º Tenente – 25 de agosto de 1956; Capitão – 24 de maio de 1962; Major – 24 de maio de 1967; Tenente-Coronel – 25 de agosto de 1969; CORONEL – 24 de maio de 1974. Foi meu comandante, no antigo 31º BPM (atual 13º BPMM), nos anos 70.

2 003   :   -   N.A.    SÁBADO
Aproximadamente 200 mil pessoas são esperadas para desfrutar da 77ª FESTA DE NOSSA SENHORA DE ACHIROPITA, que começa neste sábado no BIXIGA. Assim como nos anos anteriores, na festa, que já faz parte do calendário turístico de SÃO PAULO, o público poderá apreciar o que há de melhor na cozinha italiana. O evento homenageia a padroeira do bairro. A festa acontecerá em três ambientes interligados na rua 13 de Maio, onde estão instaladas 31 barracas, que funcionam das 18 h às 24 h.

LUCINDA está muito pessimista nesta manhã de sábado. Também o conjunto de fatos que a atormentaram depois da queda de sua mãe, acarretando a sua morte, foi uma somatória que se juntou a uma gripe que ainda não a abandonou. Agora o grande problema da família chama-se MANECO. Após a morte da mãe, ele, que nunca quis enfrentar a realidade da vida, está desamparado e um tanto quanto enlouquecido. Perturba agora o seu irmão JOSÉ, pois ambos moram nas casas do terreno que foi da mãe. Essas casas estão em situação complicada. Não existe uma escritura registrada e os impostos vêm sendo pagos pelo JOSÉ em nome do antigo dono. Um inventário seria algo muito complicado e demorado. LUCINDA conversa comigo sobre essa triste situação. O pior é que tudo isso tende apenas a se complicar ainda mais conforme o passar do tempo. A tendência é o MANECO atormentar suas irmãs daqui para a frente, pois não tem onde se refugiar na sua tortura mental.
Os pássaros da tristeza podem voar sobre as nossas cabeças, mas precisamos ser fortes para que eles não façam ninhos nos nossos cabelos.

O País foi surpreendido nesta manhã por uma notícia fora do tom: por volta das 11 horas, um infarto fulminante no coração matou PAULINHO NOGUEIRA, um dos mais notáveis violonistas brasileiros de todos os tempos. Encontrado desfalecido no escritório de sua casa, em PERDIZES, zona oeste de SÃO PAULO, o músico paulista de 73 anos chegou a ser levado ao Pronto-Socorro da BARRA FUNDA, mas já chegou morto. De temperamento sempre tranqüilo, ultimamente ele se dedicava ao preparo dos arranjos de seu segundo CD pela gravadora TRAMA, com um repertório baseado em canções de TOM JOBIM, cujas gravações começariam no dia 25. Ironicamente, hoje ele se debruçava sobre os acordes de “TRISTE”, uma das mais emocionadas canções do maestro de BOSSA NOVA. Criador de um método de harmonia que virou best-seller em 1968, PAULINHO também deu aulas pessoalmente a muitos músicos. Entre eles TOQUINHO, que recebeu a notícia da morte do mestre quando se preparava para fazer um show na cidade de MANDÚRIA, na ITÁLIA. Além de temas instrumentais, PAULINHO NOGUEIRA também assinou letra e música de algumas canções. A mais célebre delas “MENINA” (“Menina, como pude te amar agora ? / te carreguei no colo, menina / cantei para ti dormir”) gravada em 1970, que liderou por vários meses as paradas nacionais, além de receber versões na FRANÇA e na ITÁLIA. Outra música sua muito conhecida é MENINO DESCE DAÍ. Ele havia gravado seu último disco, CHICO BUARQUE – PRIMEIRAS COMPOSIÇÕES, em 2002. Aproveitando seu dom para o desenho, PAULINHO também criou a craviola, instrumento de 12 cordas cuja sonoridade mistura cravo e viola e chegou a ser exportado para EUA, CANADÁ e INGLATERRA.

O médico sanitarista SÉRGIO AROUCA, secretário da gestão participativa do Ministério da Saúde e ex-presidente da FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – FIOCRUZ – morreu hoje à tarde, de câncer, em casa, no RIO. Ele iria completar 62 anos no dia 20 de setembro deste ano e estava afastado do trabalho há dois meses por causa da doença, diagnosticada há um ano. Nascido em RIBEIRÃO PRETO, onde se formou em medicina pela Universidade de SÃO PAULO, ele foi ligado ao PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO desde os anos 60 e voltado para a questão da saúde pública. Perseguido pelos governos militares, viveu em CUBA e NICARÁGUA, onde estudou e ajudou a formular as políticas públicas para o setor. Com a redemocratização, em 1985, tornou-se presidente da FIOCRUZ e reintegrou os cientistas cassados pela ditadura no episódio que ficara conhecido como O MASSACRE DE MANGUINHOS (referência ao nome do Castelo onde funciona a instituição).
  
O bispo de DUQUE DE CAXIAS, dom MAURO MORELLI, de 68 anos, pode ser transferido nos próximos dias da UTI para a área de tratamento semi-intensivo do Hospital das Clínicas, em SÃO PAULO. Segundo o ministro da Segurança Alimentar, JOSÉ GRAZIANO, que o visitou hoje, o estado de saúde do bispo melhorou e ele está livre de sedativos desde a quinta-feira, dia 31 de julho.

A FEBEM de FRANCO DA ROCHA, na GRANDE SÃO PAULO, viveu nova rebelião hoje à tarde, a 16ª do ano. No início do conflito, por volta das 15:30 horas, cerca de doze pessoas foram feitas reféns, entre funcionários e familiares, na unidade 31. Às 7:30 horas, os internos libertaram cinco, um deles um monitor, com ferimentos leves, e mantiveram outros sete como reféns. Três deles foram levados para o telhado, onde foram ameaçados. Um deles foi ferido por um golpe de estilete na barriga. A rebelião só acabou com a intervenção da TROPA DE CHOQUE, que invadiu a unidade e libertou os últimos reféns por volta das 20:30 horas. Em seguida, os PMs iniciaram uma revista.

O cantor ANDRÉ GABETH foi internado no Hospital MIGUEL COUTO depois de ter sido encontrado desmaiado em seu apartamento, em COPACABANA, zona sul do RIO, por PMs. Eles prenderam ISAÍAS OLEGÁRIO DE PAIVA, que saía do prédio onde o cantor mora levando vários objetos de valor e dinheiro retirados do apartamento do ex-BIG BROTHER BRASIL. Bombeiros do quartel de COPACABANA foram chamados e levaram o cantor para o hospital. Segundo policiais, o apartamento estava revirado. GABETH foi encontrado em casa, dormindo, e levado para o hospital ainda sob o efeito de drogas.

O cardeal-arcebispo de SALVADOR e primaz do BRASIL, dom GERALDO MAJELLA AGNELA, anunciou hoje a confirmação de que o VATICANO aprovou os relatos de milagres e a biografia de IRMÃ DULCE, considerado o primeiro passo para a beatificação da mulher conhecida como o ANJO BOM da BAHIA por ter dedicado a vida a ajudar os pobres. Com a aprovação, em breve, IRMÃ DULCE poderá receber o título de VENERÁVEL, que fica apenas um grau abaixo ao de BEATA. A SANTA SÉ aprovou juridicamente um possível milagre de IRMÃ DULCE, que agora está sendo investigado pelo VATICANO.

O SÃO PAULO se distanciou ainda mais do CRUZEIRO, no CAMPEONATO BRASILEIRO, ao ser derrotado pelo INTERNACIONAL por 2 a 0, no MORUMBI. O SÃO CAETANO empatou com o JUVENTUDE por 1 a 1, em SÃO CAETANO. Em PORTO ALEGRE, o SANTOS perdeu por 2 a 0 para o GRÊMIO.

A equipe masculina de ginástica artística – DIEGO HYPÓLITO, DANILO NOGUEIRA, MOSIAH RODRIGUES, VICTOR ROSA, MICHEL CONCEIÇÃO e VÍTOR CAMARGO – comemorou a primeira façanha: medalha de prata da história da modalidade. CUBA levou o ouro e os EUA ficaram com o terceiro lugar. A primeira medalha brasileira nos JOGOS PANAMERICANOS DE SANTO DOMINGO foi da seleção feminina de ginástica artística, que ficou com o bronze. As meninas perderam a prata para o CANADÁ. As americanas levaram o ouro. Equipes brasileiras de handebol e basquete, tanto femininas quanto masculinas, venceram.

SUSPENSA a norma de imigração americana que dispensava o VISTO para passageiros de vôos internacionais em trânsito pelo País. Agora, quem viaja e faz escala nos EUA tem de apresentar o visto. É mais uma medida de segurança contra atentados terroristas. Em WASHINGTON.

Os corpos de UDAY e QUSAY, filhos de SADDAM HUSSEIN, e de MUSTAFÁ, filho de QUSAY, que morreram num confronto com tropas americanas, foram sepultados hoje em TIKRIT, cidade natal do deposto ditador iraquiano. Forças militares dos EUA mantiveram forte presença na área e foi limitada a presença de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas no cemitério. Sobre os caixões foram postas bandeiras iraquianas. Os corpos, embalsamados, foram mantidos durante duas semanas numa câmara refrigerada, na base militar americana, instalada no aeroporto de BAGDÁ. QUSAY, UDAY e MUSTAFÁ foram mortos num intenso tiroteio com tropas americanas, em MOSSUL, no dia 22 de julho.

O agricultor francês JOSÉ BOVÉ saiu da prisão de VILLENEUVE LES MAGUELONNE, no sul da FRANÇA, nove meses antes do previsto, depois que um tribunal comutou sua pena de prisão por trabalhos comunitários. BOVÉ havia sido condenado em 22 de junho a dez meses por destruir plantações transgênicas.

A GLOBO apresenta o filme SEGUNDAS INTENÇÕES 2, de 2000, dirigido por ROGER KUMBLE, com ROBIN DUNNE, SARAH THOMPSON, KERI LYNN PRATT e MIMI ROGERS. O primeiro SEGUNDAS INTENÇÕES, de 1999, podia não ser muito bom, mas era divertido ver RYAN PHILIPPE imitar JOHN MALKOVICH e SARAH MICHELLE GELLAR, aplicadamente, tentar reproduzir a maldade de GLENN CLOSE como a marquesa de MERTEUIL de LIGAÇÕES PERIGOSAS. O filme de ROGER KUMBLE já era a versão teen (e atualizada) do romance epistolar de CHODERLOS DE LACLOS. Na seqüência, SEBASTIAN aproveita a ida da mãe para uma clínica de drogados e tenta seduzir colega de escola, para escândalo de sua meia-irmã, que quer fazer o gênero boa moça, mas no fundo o deseja.
     
2 DE AGOSTO DE 2004  :  -   SEGUNDA-FEIRA
Quase às 9 horas, recebo um telefonema do Sr MARCONDES. Quer saber de detalhes acerca da reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, às 15 horas desta segunda-feira. Promete que irá comparecer na mesma. Adianta que já conseguiu dois computadores para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e que está redigindo uma carta para o Comandante Geral da PMESP, Coronel ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, onde citará os últimos acontecimentos no MMDC.

Na minha viagem de ônibus para a cidade, leio a revista ISTO É, que traz na capa “HENRIQUE MEIRELLES, ATÉ O FECHAMENTO DESTA EDIÇÃO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL DO BRASIL. “O QUE ELE NÃO EXPLICA”. Também há uma reportagem falando de CÁSSIO CASSEB, presidente do BANCO DO BRASIL, que também mandou dinheiro para fora e não declarou. Essas reportagens mostram bem a situação da política no País, cada vez mais sórdida, onde larápios do povo mandam o dinheiro brasileiro para o Exterior. E eles são justamente aqueles que deveriam dar o exemplo de honestidade e ética.  Faltam valores morais no BRASIL.
Quase ao meio-dia, chego no MMDS. Os oficiais já estavam impacientes com a minha demora, pois há planos para o mês de agosto e eu preciso dar a minha opinião nessa primeira reunião do mês. O MAJOR VICTÓRIO fala de um convite para ir até o MARANHÃO e quer saber o que eu acho. Ainda é prematuro o meu pronunciamento porque não conheço a proposta da nossa co-irmã. Vou esperar o pedido oficial de emprego do oficial para depois me manifestar.
Quase às 14:30 horas, chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, conforme tinha combinado com o Cel MENDES, para ir na reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Encontro-o conversando com o Sr MARCONDES. Este desistiu de ir nesta reunião, aguardando o desenrolar da mesma com as nossas presenças. Prefere ficar no MMDC. Diz ele que entregou hoje uma carta endereçada ao Comandante Geral, Cel ALBERTO, explicando tudo o que vem ocorrendo na Sociedade. Não mostra para nós o teor da carta. Apenas cita alguns assuntos que ele colocou no documento.
Na Associação Comercial, muitas pessoas já chegaram para a reunião, presidida pelo FRANCISCO GIANNOCCARO e secretariada pelo VIVIANO FERRANTINI. Vão participar: LAURO ESCOBAR, CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, DESEMBARGADOR LUIZ EDUARDO CORRÊA DIAS, PROFESSORA EDIMARA DE LIMA RODRIGUES COELHO, PAULO DE AZEVEDO MARQUES, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, DOUTORA CÉLIA MARCONDES, OG POZZOLI, DANIELLA MEIRA FERRAZ, FRANCES DE AZEVEDO, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU.
Inicialmente, o presidente tece considerações elogiosas sobre o evento do NOVE DE JULHO. Depois fala sobre o 2 de outubro, com uma prometida premiação aos professores e alunos que estiveram empenhados no concurso sobre o NOVE DE JULHO neste ano. Quanto ao assunto do RESTAURO DO MONUMENTO-MAUSOLÉU, dou a notícia da sentença da juíza no processo movido pelo neto de EMENDABILI, onde ela decidiu pelo restauro, determinando ao neto pagar as custas do perito, orçada em quinze mil reais. Aproveito o momento para discorrer sobre a atual situação da Diretoria Executiva do MMDC, onde o nosso empenho é “consertar a casa”, mexendo drasticamente no atual Estatuto. O assunto seguinte é a discussão do TÚNEL NOVE DE JULHO. A doutora CÉLIA, especialmente convidada para discorrer sobre o tema, explica todo o seu trabalho jurídico para a manutenção do nome, inclusive transformando isso num processo que atualmente está para a decisão do Conselho do CONDEPHAAT quanto ao tombamento do TÚNEL e consequentemente do próprio nome original. Hoje, esse processo está nas mãos do presidente do CONDEPHAAT e a doutora CÉLIA telefonou, um pouco antes de vir para a reunião, para verificar o andamento da sessão do conselho. Nada ficou sabendo, por enquanto. Em seguida, foram discutidas as datas de 25 de agosto, 7 de setembro e 19 de novembro, com a possibilidade de empenho da nossa Comissão. Falou-se também na outorga do COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH a alguns municípios paulistas, surgindo os nomes de SÃO VICENTE, CUNHA e ITARARÉ, mas esse assunto ainda será discutido noutra reunião. Solicito que se coloque a pauta da reunião de 16 de agosto a problemática da estranha sigla MMDCA, irregular, sem lastro suficiente para continuar sendo lei, como quis o governador, ao assinar sem conhecer a história.
Encerrada a reunião, conversamos com as pessoas que participaram do encontro e, passando das 17 horas, deixo o local acompanhado do CORONEL MENDES. Ele deixou o carro no Corpo de Bombeiros e me leva até a ARMÊNIA. Pelo caminho, trocamos idéias sobre o futuro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Lembrei-lhe que hoje está completando 182 anos da iniciação do príncipe D. PEDRO DE ALCÂNTARA na Maçonaria e, como ele irá participar, nesta noite, de uma reunião na maçonaria, vou-lhe passar os dados, logo mais, quando chegar em casa. Isso acontece antes das 20 horas, quando ele já chegara na maçonaria e eu, em casa, depois de uma viagem de ônibus sofrível (o veículo “morria” quando parava e chegou-se até a pensar em parar o carro). 

Neste ano, a festa em NOSSA SENHORA DO BONSUCESSO será maior. Após três anos do roubo da imagem original da santa, vinda de PORTUGAL há quase dois séculos, o pároco OTACÍLIO FERREIRA DE LACERDA revelou, hoje, durante a FESTA DA CARPIÇÃO, que abriu a 263ª Festa em Louvor a NOSSA SENHORA, que GUARULHOS guarda a “sete chaves” outra imagem original da santa, em tamanho menor ao da roubada, que só aparece em ocasiões especiais. A data marcada para a sua próxima aparição em público será no dia 29 de agosto, quando acontece o encerramento da festa, com procissão e coroação. Até lá, ela continuará guardada em um local mantido em segredo pela Igreja Católica em GUARULHOS. A igreja tinha mais de mil pessoas para a missa de bênção da TERRA –que marca a FESTA DA CARPIÇÃO. A tradicional FESTA DA CARPIÇÃO, que abre as festividades, é o começo da preparação da terra para a grande festa da santa, que acontece no último fim de semana do mês. Os pequenos agricultores, de vários Estados e cidades, vêm para BONSUCESSO para a grande festa: capinar, limpar, lustrar e até enfeitar. O dia da santa é comemorado em 15 de agosto, porém para facilitar a vida dos romeiros o dia foi transferido para 29 de agosto. Depois da missa com Bênção da TERRA, celebrada pelo padre RENATO DUARTE, começou a correria para a retirada da terra. De criança a idoso, todos queriam um punhado da “terra que cura”.

Um incêndio destruiu completamente a Usina de Transformação Ecológica de Pneus (UTEPE), na Cidade Satélite, em GUARULHOS. A causa provável para o início das chamas seria a queda de um balão de ar quente na empresa, que tinha mais de cinco mil pneus para reutilização, conforme explicou a própria direção. Os bombeiros precisaram de mais de cinco horas para conseguir controlar a situação. Porém, até por volta das 20 horas ainda havia focos de incêndio no local. O CAPITÃO ROBERTO ALBOREDO, subcomandante do 5º GB, disse que no entorno da UTEPE há cerca de dez empresas, entre distribuidoras de madeiras, transportadoras, empresa de produtos químicos e firmas de reciclagem de plásticos, que não teriam sido afetadas. O CAPITÃO explicou que o vento forte logo pela manhã ajudou a espalhar, rapidamente, o fogo e dificultar o controle das chamas. Para evitar uma tragédia maior, o Corpo de Bombeiros acionou 56 homens e 31 viaturas para o local, além de instalar duas centrais de controle de operações por lá, que monitoravam todos os movimentos.
     
MORREU hoje pela manhã, aos 91 anos, o jornalista e advogado MAURÍCIO LOUREIRO GAMA. Foi um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de SÃO PAULO, repórter do jornal DIÁRIO ASSOCIADOS e o primeiro apresentador de um telejornal na extinta TV TUPI, no dia 18 de setembro de 1950. Fez uma apresentação demonstrativa de como seriam dadas as notícias na televisão: “Telespectadores, boa noite. A primeira grande notícia da noite é a seguinte: o doutor GETÚLIO VARGAS declarou que o BRASIL está maduro para uma nova constituição democrática.” Natural de TATUÍ, aonde nasceu a 18 de agosto de 1912.




Foi considerado um dos maiores nomes do nosso telejornalismo, em 1951 foi o criador do primeiro telejornal vespertino –“EDIÇÃO EXTRA”, ao lado do repórter JOSÉ CARLOS DE MORAES (TICO-TICO). Trabalhou como comentarista político por 30 anos. Seu primeiro emprego foi no CORREIO DE SÃO PAULO. Depois trabalharia para o DIÁRIO DA NOITE e DIÁRIO DE SÃO PAULO, de ASSIS CHATEAUBRIAND; CORREIO PAULISTANO, GAZETA e A HORA. Além da TV e da RÁDIO TUPI, MAURÍCIO também trabalhou na TV BANDEIRANTES, quatro vezes, onde apresentou “TITULARES DA NOTÍCIA”, e na RECORD, “JORNAL DO MEIO DIA”. Dos seus programas destacam-se: “PONTA DE LANÇA”, “EDIÇÃO EXTRA”, “JORNAL DO MEIO-DIA”. A sua especialidade dentro do jornalismo era a análise do panorama político e econômico. A sua energia para o trabalho era tanta que chegou a acumular sete empregos ao mesmo tempo. Na Constituinte de 1945, foi o primeiro jornalista político na Assembléia Legislativa. Atualmente, era jornalista responsável pela Revista PROBLEMAS BRASILEIROS, do SESC. Deixa seu nome ligado a diversas entidades jornalísticas, procurando comparecer aos encontros mensais. Era casado com FIAMMETTA EMENDABILI LOUREIRO GAMA. O corpo chegou às primeiras horas da noite no HALL MONUMENTAL DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA para ser velado até ser trasladado amanhã, às 10 horas, para a Câmara Municipal de TATUÍ, onde será enterrado no Cemitério CRISTO REI, por volta das 17 horas.

O técnico da seleção brasileira de futebol, CARLOS ALBERTO PARREIRA, informou hoje ao presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, no PALÁCIO DO PLANALTO, que levará o time principal e alguns jogadores que venceram a COPA AMÉRICA para o Amistoso da Paz, dia 18, com o HAITI, em PORTO PRÍNCIPE. A lista apresentada a LULA, que confirmou presença no estádio, inclui RONALDO, RONALDINHO GAÚCHO, ROBERTO CARLOS, CAFU e DIDA (titulares), além de JÚLIO CÉSAR e ADRIANO, que mereceu elogios do presidente “pelo caráter e por não ter esquecido a origem pobre”. Também devem integrar a relação EDMÍLSON, LÚCIO, JUAN, KLÉBERSON e LUIZ FABIANO. A cúpula da CBF apresentou a LULA o troféu original da COPA AMÉRICA, conquistado na final contra a ARGENTINA. Na entrevista, ZAGALLO disse que o BRASIL vai para o HAITI dar espetáculo para o povo do país. O coordenador e PARREIRA evitaram fazer avaliações de governo.
 
Atropelado durante um racha no domingo à tarde, em PARADA DE TAIPAS, o adolescente JEANSE WILLIAN ARAÚJO TRINDADE, de 12 anos, morreu horas depois no Hospital das Clínicas. O acidente aconteceu por volta das 17:30 horas de 1º de agosto, na avenida AMADOR AGUIAR, mais conhecida entre os participantes e público de rachas como “RETÃO”. Em estado gravíssimo TRINDADE havia sido levado de helicóptero para o Hospital das Clínicas. Foi sepultado hoje às 16 horas no Cemitério DOM BOSCO, em PERUS, zona norte. PAULO CÉSAR DA CONCEIÇÃO, o outro jovem, foi prensado contra um poste, perdeu a perna direita e morreu no próprio local. Um terceiro adolescente atropelado, FABRÍCIO MARINO TRINDADE, de 16 anos, teve fraturas expostas nas duas pernas, passou por uma cirurgia de 4 horas e permanece em observação no hospital da VILA PENTEADO.

FALECEU em JAHÚ, aos 100 anos, dona LAURA LACORTE CONTADOR, veterana da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, quando costurou uniformes de soldados. Natural de BARIRI, onde nasceu a 7 de fevereiro de 1904, dedicou grande parte de sua vida ao trabalho voluntário. Auxiliou campanhas em favor do hospital AMARAL CARVALHO. No dia 9 de julho de 2004, recebeu homenagem da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, de JAHÚ, pela sua contribuição à causa do Movimento Constitucionalista de 32, recebendo uma réplica do Monumento do Soldado, na PRAÇA DA REPÚBLICA, em JAHÚ, e um capacete com pedestal de mármore.

CONDENADOS 14 ex-dirigentes do Banco do Estado do PARANÁ (BANESTADO), por envolvimento em esquema de remessa ilegal de 2,44 bilhões de reais, entre 1996 e 1997. As penas variam de quatro anos em regime aberto a 12 anos e oito meses em regime fechado. Em CURITIBA.

OPERADO o boxeador MIKE TYSON para reparar lesão no menisco do joelho esquerdo. Ele sofreu contusão no dia 1º de agosto, durante luta com o britânico DANNY WILLIAMS, de quem perdeu por nocaute no quarto round. Em PHOENIX, EUA.

GUSTAVO KUERTEN passou com sustos pela estréia do MASTERS SERIES DE CINCINNATI, nos EUA. Venceu nesta noite YEN –HSU LU, de TAIWAN, e garantiu seu lugar na segunda rodada do torneio. Ele enfrentará no dia 4 o australiano LLEYTON HEWITT, ex-número um do mundo e um dos principais favoritos ao título em CINCINNATI.

AUMENTA PARA 340 O NÚMERO DE MORTOS EM INCÊNDIO NO PARAGUAI. O presidente NICANOR DUARTE decretou três dias de luto. Seis pessoas foram presas. O ministro do Interior, ORLANDO FIOROTTO, afirmou que foram resgatados hoje mais setenta corpos, a maioria ainda sem identificação. O incêndio foi a maior tragédia no País desde a década de 1930, quando o PARAGUAI lutou a GUERRA DO CHACO contra a vizinha BOLÍVIA. Corpos não identificados permaneciam hoje no prédio de um clube desportivo, onde parentes desesperados buscavam informações.

Sites islâmicos na internet exibiram hoje uma fita de vídeo com o assassinato de um refém turco seqüestrado no IRAQUE por um grupo ligado ao jordaniano ABU MUSAB AL-ZARQAWI, apontado como aliado da rede terrorista AL-QAEDA. Nas imagens, um homem mascarado atira no refém, sentado em uma cadeira. O homem dispara mais duas vezes com uma pistola, enquanto grita “DEUS É GRANDE”. Na semana passada, o refém foi mostrado em um vídeo no qual pedia para as empresas turcas saírem do IRAQUE. Ele também criticava a presença das forças dos EUA no país. Ainda não está claro quando e onde o turco foi seqüestrado.  Uma associação de caminhoneiros turcos disse que suspendeu a entrega de produtos para as forças dos EUA no IRAQUE.

2 005  :  -   TERÇA-FEIRA
Começa nesta terça-feira em SÃO PAULO o segundo ciclo de debates promovido pela Companhia de Atores BENDITA TRUPE, considerada uma das melhores do País. O ciclo chama-se “DA CIDADANIA ULTRAJADA À MARGINALIDADE” – destaque para o tema “PARECERES DO PODER”. Participam dos debates, entre outros, a antropóloga ALBA ZALUAR (UFRJ), a socióloga FLÁVIA SCHILLING (USP), o jornalista ANTÔNIO CARLOS PRADO (editor de ISTOÉ, voluntário no sistema penitenciário feminino, membro do Conselho da Comunidade do Poder Judiciário) e a artista plástica YVONNE BEZERRA DE MELLO.

Ao chegar no metrô SÉ observo a montagem de 44 painéis do fotógrafo JURANDIR LIMA e seus alunos, numa exposição que leva a seguinte legenda: “SÃO PAULO...Sua História...Sua Gente. São fotos da cidade e de várias pessoas, dando uma real notícia de SÃO PAULO.

Passo pela Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. Ali, converso com o secretário, TENENTE-CORONEL PM Ref AMORIM, e com o MAJOR PM Ref CHICONELLO sobre a convocação de uma Comissão para estudar e apresentar o novo regimento interno da Associação. Como presidente dessa Comissão, marco a data de 8 de agosto para a realização da primeira reunião. O TENENTE-CORONEL AMORIM fala sobre uma Assembléia que está sendo marcada para 25 de agosto, onde deverei ser o presidente.
Na Entidade onde dirijo os trabalhos os membros RONALDO e ELÁDIO contam-me que VICTÓRIO acompanhou dona IRENE até um posto médico nesta data. Vamos depois almoçar no RESIDENCIAL TOWER, onde discutimos vários documentos, juntamente com CRISTIANO e RAFAEL.
Por volta das 14:30 horas, estou chegando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONEL PM MENDES vem até o MMDC, mas logo nos deixa porque o CAPITÃO Ref GINO STRUFFALDI, nosso presidente, está à sua espera na maçonaria. Recebemos a visita do associado SÍLVIO LUIZ DA ROCHA, que nos quer ajudar. Vai levar dois capacetes bastante enferrujados para tentar recuperá-los.
O CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA recebe uma convocação para uma audiência que o impossibilitará de presidir uma reunião do Conselho Deliberativo amanhã, como está marcado. Com isso, pede para as funcionárias LUCIENE e LILIAN avisar todos os conselheiros, transferindo a reunião para a próxima quinta-feira, dia 4. Isso faz com que elas permaneçam na Sociedade até mais tarde, fazendo esses contatos.

Na noite, recebo um telefonema do advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO. Comentamos aquele encontro de domingo na CASA GUILHERME DE ALMEIDA. Ele deverá operar a catarata na próxima quinta-feira, dia 4. Não poderá estar presente na reunião do Conselho Deliberativo.

Quem imaginava que o deputado JOSÉ DIRCEU pudesse ser massacrado em seu depoimento no Conselho de Ética da Câmara, hoje, se enganou. DIRCEU estava nervoso e chegou a trocar algumas palavras. O sotaque caipira, que fica acentuado nas horas de tensão, tornou-se mais evidente. Mas deputado e ex-ministro da CASA CIVIL demonstrou segurança na maioria das respostas e foi firme ao assegurar que não pretende renunciar para fugir de uma eventual cassação. O depoimento, que durou mais de sete horas e terminou às 23:30 horas, foi um confronto direto com o deputado ROBERTO JEFFERSON, aquele que o convocou a deixar o governo logo no início do escândalo. DIRCEU chegou a encarar JEFFERSON e dizer que o ex-presidente do PTB mentia. DIRCEU disse que não comandava nenhum esquema de corrupção (mensalão) e que não era responsável por empréstimos feitos pelo PT. Também lembrou que até agora não foi alvo de nenhuma denúncia direta e precisa – enquanto o próprio JEFFERSON se auto-incriminou em episódios de corrupção declarada nos CORREIOS e no INSTITUTO DE RESSEGUROS DO BRASIL.    
O deputado ROBERTO JEFFERSON fez hoje uma nova denúncia, durante o depoimento do deputado JOSÉ DIRCEU ao Conselho de Ética da Câmara. Ele disse que, com base em acordo feito com DIRCEU, então ministro-chefe da CASA CIVIL, um emissário do PTB, e outro do PT, foram a LISBOA, em janeiro, pedir dinheiro à PORTUGAL TELECOM para pagar dívidas de campanha. DIRCEU negou. A PORTUGAL TELECOM desmentiu a versão, mas, horas depois da declaração de JEFFERSON, o empresário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA admitiu que foi a LISBOA em janeiro com o então tesoureiro do PTB, ÉMERSON PALMIERI, para contatos na empresa. Disse que foi fazer “prospecção” de clientes. O PTB pediu ao Conselho de Ética processo de cassação de DIRCEU, com o objetivo de impedir que ele renunciasse, e a CPI DOS CORREIOS aprovou sua convocação.

A greve dos funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que hoje completou dois meses, já deixou milhões de segurados sem atendimento. Só no Estado de SÃO PAULO, mais de 2,3 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nas agências da Previdência Social desde o início do movimento, no dia 2 de junho. De acordo com o INSS, das 165 agências no Estado, 95 estavam fechadas ou parcialmente paralisadas. Diante dos problemas causados pelo movimento, o governo já admite voltar a negociar.

O ator MARCELLO ANTONY teve que devolver para os pais biológicos a menina de um ano e nove meses que havia adotado no dia 28 de julho. A juíza substituta RENATA RANGEL, da 1ª Vara da Infância e Juventude do RIO, revogou a decisão do desembargador MARCO AURÉLIO DOS SANTOS, que concedeu liminar permitindo a adoção.

Recomendada pela comissão criada pelo governo federal a descriminalização do aborto. A comissão elaborou uma proposta de revisão da legislação. Em BRASÍLIA.

Homem-chave da Fórmula 1, BERNIE ECCLESTONE tinha mesmo razão no sábado, no circuito HUNGARORING, ao afirmar “FELIPE MASSA já assinou com a FERRARI. Será o substituto de RUBENS BARRICHELLO, que também já definiu seu futuro com a BAR”. Hoje, FELIPE MASSA confirmou oficialmente que disputará a temporada 2006 pela FERRARI. “Sinto-me pronto para esse novo desafio, o mais importante da minha carreira”, falou o piloto. Como o anúncio de RUBINHO na BAR é iminente, o BRASIL terá mesmo dois pilotos em duas equipes de ponta, na F-1, como em 1991, com AYRTON SENNA na McLAREN e NELSON PIQUET na BENETTON.

GUSTAVO KUERTEN sofre a quinta derrota consecutiva nos torneios da ATP hoje diante do argentino GUILLERMO CORIA. GUGA começou bem, mas com torcicolo, não conseguia sacar, como alegou. Desistiu na estréia de SOPOT, na POLÔNIA. GUGA, hoje 288º da ATP, vai cair ainda mais no ranking mundial do tênis, pois ficará fora do circuito até o dia 22, quando jogará o ATP DE NEW HEAVEN, nos EUA, e na semana seguinte disputará o US OPEN, em NOVA YORK.

O Departamento de Defesa dos EUA informou hoje que sete soldados americanos morreram na segunda-feira no IRAQUE – seis em combates com rebeldes e um num atentado a bomba. Em comunicado oficial, o PENTÁGONO diz, sem dar detalhes, que os choques ocorreram perto da cidade de HADITH, e o atentado, com carro-bomba, em HIT. As duas cidades ficam a oeste de BAGDÁ. Com essas mortes, eleva-se a 1.802 o total de soldados americanos mortos no IRAQUE desde a invasão do país por tropas em março de 2003.
A morte do rei FAHD vai ser recebida com ansiedade e desconforto pelo Ocidente e a família real saudita agora que o príncipe da coroa, ABDALA, sucedeu o corrupto e conivente déspota de 84 anos de idade. A casa de SAUD vai ficar temerosa porque ABDALA não fez segredo do fato de que planeja acabar com a corrupção real e o extravagante estilo de vida da realeza. A CASA BRANCA e LONDRES vão ficar nervosos porque o novo rei acredita que seu país deva ser menos subserviente aos interesses militares e estratégicos do Ocidente no GOLFO. Durante o reinado de 23 anos, o rei FAHD acumulou uma fortuna pessoal avaliada em 20 bilhões de dólares. Ele encorajou o que a CIA chamou de “cultura de excesso real” e os príncipes sauditas capitalizaram fortemente sobre os contratos de defesa americanos e britânicos. Mas, diferentemente da maior parte dos príncipes, ABDALA não é corrupto. Ele não compartilhou dos luxos palacianos de RIAD e JEDAH. Ele sempre foi uma aberração na casa de SAUD. Ele representa os interesses beduínos, tribais e conservadores no reino. Sua rara concessão à modernidade é uma estante com 33 canais de televisão em seu escritório.

A alemã SABINE H., acusada de enterrar seus nove filhos recém-nascidos, confessou ter consciência de ter matado pelo menos dois. “Ela alegou que não se lembra dos demais, pois dava à luz em estado de embriaguez”, disse um porta-voz da polícia alemã. A promotoria de FRANKFURT DER ORDER informou hoje que a mulher deu à luz treze vezes, morou com mais de três homens, e tem quatro filhos vivos. A descoberta do crime – tido como o maior caso de infanticídio da EUROPA – ocorreu no domingo, quando policiais localizaram, num terreno baldio da cidade de FRANKFURT-FINKENHEERD (BRANDEBURGO), ossadas de nove crianças recém-nascidas. Todas foram enterradas em vasos com areia. Os bebês nasceram entre 1988 e 1999. Presa como suspeita de ter matado e enterrado as crianças, a mulher negou. A confissão de SABINE – uma auxiliar de dentista, de 39 anos – ocorreu hoje, durante um interrogatório.

Um AIRBUS 324 da AIR FRANCE bateu e pegou fogo logo após pousar no aeroporto de TORONTO (CANADÁ). Embora a aeronave tenha ficado destruída, nenhum de seus ocupantes morreu. Pelo menos quatorze foram levados para hospitais. Ainda não se conhecem os motivos do acidente, mas se fala que o avião foi atingido por um raio quando aterrissou. O acidente ocorreu às 16 horas (horário local) quando o AIRBUS que fazia o vôo 358, vindo de PARIS, pousou no aeroporto de TORONTO durante uma tempestade.

O uruguaio ALFREDO CORVINO, professor de dança da Escola JUILLIARD de NOVA YORK durante mais de 40 anos, morreu nesta terça-feira, aos 89 anos. A causa da morte não foi divulgada. CORVINO, que nasceu em 1916 em MONTEVIDÉU, teve como aluna a coreógrafa e bailarina PINA BAUSCH, cuja companhia TANZTHEATER WUPPERTAL, acompanhou no ano passado.


2 006   :   -   QUARTA-FEIRA
Manhã fria. Apenas leitura dos jornais e digitação dos principais fatos de ontem em minhas memórias.
Tenho hoje um almoço de negócios na AORRPM. Ali, com: CARMELO, PASSOS, MÁRIO MARGARIDO, CARBAIA, VICTÓRIO, OREZ, CRISTIANO, AMÉRICO, RONALDO e RAFAEL. Vamos estudar a megaoperação que ainda não tem data marcada e que falta acertar vários detalhes. Já temos experiência nesse tipo de serviço, mas precisamos evitar todas as possíveis margens de corrupção. Vai necessitar de muitos estudos ainda. Isso demora um pouco de tempo.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, embora esteja fazendo muito frio, comparecem: GINO, ALDO, NACLÉRIO, CORONEL CANAVÓ e TENENTE GONÇALVES. O CORONEL MENDES está empenhado em outros afazeres e não irá comparecer no MMDC nesta tarde. A fotógrafa do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO traz as fotos tiradas no dia 29 de julho. Também comparece um fotógrafo que trouxe um CD para o CORONEL MENDES, com muitas fotos tiradas no 9 de Julho último e também no Exército. Esse CD fica comigo para entregar ao MENDES. Recebo um telefonema do Cmt Geral, CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES. Ele tem disponível um milhão de reais para gastar no restauro do Monumento-Mausoléu. Quer nossa opinião de que iremos fazer para melhorar a imagem do Obelisco. Sou de opinião que se faça, antes de mais nada, a impermeabilização do terreno. O Cmt Geral aguarda uma resposta nossa para amanhã.
Com GINO e ALDO deixo o MMDC por volta das 17 horas. Já em casa, telefono para o MENDES e falo com ele a respeito da conversa que tive com o Cmt Geral.
Mostro para LUCINDA e JOÃO GOMES os últimos diplomas, medalhas e fotos que recebi por estar trabalhando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, principalmente as últimas fotos tiradas no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO no dia 29 de julho.

Morreu nesta quarta-feira o TENENTE-CORONEL PM Ref HORÁCIO RIBEIRO. Nasceu em 16 de setembro de 1914.

A Polícia Civil prendeu um casal com cerca de 300 quilos de maconha em GUAIANAZES, zona leste da Capital, ontem à noite. A droga estava sendo transportada no banco traseiro de uma PARATI. O veículo levantou suspeita dos policiais por estar coberto de barro, pois traficantes costumam armazenar maconha em áreas rurais. “Apesar de fazermos muitas investigações, essa prisão foi um lance de sorte”, afirmou o delegado FÁBIO GUIMARÃES, do Departamento de Investigações sobre Narcóticos.

Uma operação realizada hoje pela Polícia Federal fechou 16 rádios sem concessão que funcionavam como “piratas” na Capital e Grande SÃO PAULO. Entre elas uma que transmitia do Centro Acadêmico da Faculdade de História e Geografia da Universidade de SÃO PAULO. Pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas à sede da Polícia Federal, na LAPA, para prestar esclarecimentos. Ninguém foi preso.

A professora NOÊMIA DE CARVALHO CORREIA, de 53 anos, mãe do jogador KLÉBER, lateral esquerdo do SANTOS FUTEBOL CLUBE, foi seqüestrada hoje pela manhã, no portão de sua casa, em ITAQUERA, zona leste de SÃO PAULO. Ela ficou meia-hora refém dos bandidos e correu risco de morte. Desgovernado, o carro que a levava ao cativeiro bateu de frente com um ônibus, no ITAIM PAULISTA, também na zona leste. Os criminosos abandonaram a mãe de KLÉBER e fugiram. Ela desmaiou, mas não teve lesões graves.
A PM prendeu hoje à noite um suspeito de ser o ladrão que desde o final de maio está aterrorizando moradores e estudantes na região da CONSOLAÇÃO, centro da Capital. A prisão ocorreu próximo à Universidade MACKENZIE, onde o criminoso rouba e esfaqueia suas vítimas. Pelo menos um homem e quatro mulheres foram atacados, sendo uma vítima, uma estudante de 223 anos, foi morta pelo bandido. Levado ao 4 º Distrito Policial o suspeito foi reconhecido por uma universitária atacada há cerca de duas semanas ao sair do MACKENZIE. O criminoso, que é chamado por policiais de “maníaco do MACKENZIE” sempre agiu da mesma forma: dando uma facada no peito da vítima para, depois, roubar a carteira e o telefone celular.

O CÍRCULO MILITAR conquistou hoje na Justiça, por meio de um mandado de segurança, o direito de permanecer em sua sede na Rua ABÍLIO SOARES, IBIRAPUERA. No início do ano, a Prefeitura decidiu rescindir a concessão de uso da área pública ocupada pelo clube. O então prefeito JOSÉ SERRA resolveu retomar o terreno porque a agremiação não estaria oferecendo nenhum benefício para a população, segundo avaliação do município. A intenção de SERRA era incorporar a área do CÍRCULO MILITAR ao PARQUE DO IBIRAPUERA. O clube ocupa uma área de 30 mil metros quadrados. A concessão, por 25 anos, venceria daqui a seis anos, em 2012.

Em decisão inédita, a Justiça de SÃO PAULO bloqueou uma conta bancária do crime organizado para aguardar o julgamento dos acusados de matar a tiros o bombeiro JOÃO ALBERTO DA COSTA, na onda de ataques de maio. O seqüestro (bloqueio) de 162 mil reais foi decidido hoje pelo juiz RICHARD FRANCISCO CHEQUINI, do 1 º Tribunal do Júri e o dinheiro pode ser usado para indenizar a família da vítima.

Marcando a saída de bola e sem dar espaço para o adversário, o SÃO PAULO ganhou hoje do CHIVAS, do MÉXICO, por 3 a 0 e se classificou para sua sexta final da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA.

A organização xiita libanesa HEZBOLLAH disparou hoje um número recorde de foguetes e mísseis – pelo menos 210 – contra o norte de ISRAEL. Um deles atingiu a cidade de BEIT SHEAN, a 70 km da fronteira, o maior alcance até agora de um projétil disparado pelo grupo. Um homem morreu em NAHARIYA. Pela primeira vez foi atingida a CISJORDÂNIA, território ocupado por ISRAEL na guerra de 1967: um foguete caiu perto dos vilarejos de FAKUA e JALBOUN, sem causar vítimas. Pouco antes desses ataques, o primeiro-ministro de ISRAEL, EHUD OLMERT, havia declarado que a ofensiva no LÍBANO tinha destruído “inteiramente” a infra-estrutura do HEZBOLLAH, o que seria comprovado pelo reduzido número de foguetes lançados nos dias anteriores. Os intensos ataques do HEZBOLLAH foram uma resposta ao primeiro grande assalto das forças israelenses no interior do LÍBANO no atual conflito, desfechado entre a noite de terça-feira e madrugada de hoje. FRANÇA e GRÃ-BRETANHA pretendem enviar para votação no Conselho de Segurança da ONU, dentro de uma semana, uma resolução que faça um chamado por um cessar-fogo entre ISRAEL e HEZBOLLAH. Mas as divergências entre os membros têm impedido o avanço nas negociações.   

A evolução do estado de saúde de FIDEL CASTRO converteu-se em “segredo de Estado”, de acordo com o comunicado assinado por ele mesmo, lido parcialmente ontem à noite pela TV estatal e cuja íntegra foi divulgada hoje pelo jornal oficial GRANMA. “Não posso inventar notícias boas, pois não seria ético. E se as notícias fossem más, o único que iria tirar proveito delas seria o inimigo”, diz a nota intitulada “Mensagem do Comandante-Chefe ao povo de CUBA e aos amigos do mundo”. Ao admitir a sonegação de informações sobre o próprio estado de saúde, FIDEL diz que os “compatriotas conhecerão tudo no momento preciso”. E tenta justificar:”Por causa dos planos do império (EUA), meu estado de saúde se converte em segredo de Estado, que não pode ser divulgado constantemente. FIDEL CASTRO completa 80 anos no próximo dia 13. 

2 007    :   -    QUINTA-FEIRA
DIÁRIO DE SÃO PAULO
Quem depende de metrô para se deslocar na capital deverá ter muita paciência ao sair de casa hoje. Em assembléia realizada ontem à noite, os metroviários decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da 0 h em razão do impasse nas negociações sobre o pagamento da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR). A paralisação poderá prejudicar 3 milhões de passageiros que usam o transporte diariamente.
A categoria admitiu a possibilidade de manter um esquema emergencial, com 85% das operações nos horários de pico – das 6h às 9h e das 16h às 19h – e 60% das atividades nos demais períodos. Mas isso só seria possível se o Metrô liberasse o acesso aos usuários, sem cobrança de tarifa.

Com a ameaça da greve dos metroviários e com o compromisso de estar às 9 horas na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, saio de casa bem cedo, um pouco depois das 7 horas. O ônibus que pego tem dificuldades no trânsito da Marginal TIETÊ. A surpresa está reservada para quando chego na ARMÊNIA. O metrô está funcionando e não há muita gente na estação. Em dez minutos chego no MMDC. 
Na Sociedade, encontro o GINO atendendo um telefonema do batalhão de ITU, onde alguém quer saber quais as pessoas que iriam comparecer à cerimônia de logo mais. GINO pensou que o metrô não estivesse funcionando e veio diretamente para o MMDC, de táxi. Aguardamos a chegada da viatura que nos irá levar até ITU.
Com o CORONEL MENDES e o nosso associado MIGUEL APA, vamos para ITU. O motorista, soldado LAURO, muito bom, contorna os lugares onde o trânsito está congestionado. Chegamos no REGIMENTO DEODORO antes das 11 horas. Somos recepcionados pelo TENENTE-CORONEL Art CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ e seus oficiais, entre eles os capitães PAULO HENRIQUE CÂMARA DA CUNHA, da Bateria de Comando; CLAYTON RICARDO PONTES, do Estado Maior e KENSEI ARASHIRO, da 11ª Bateria de Artilharia Anti Aérea Leve. Ali, temos o prazer de cumprimentar o Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA, Professor ADILSON CÉSAR. O CORONEL GILBERTO HUGO TEIXEIRA, já na reserva, ex-comandante do REGIMENTO DEODORO, é um dos convidados do SAÚ. Outras pessoas também vão participar dessa solenidade que homenageia a figura do MARECHAL DEODORO DA FONSECA: TENENTE-CORONEL PM Res JOSÉ NUNES RUBENS GOMES, Secretário Municipal dos Assuntos de Segurança; BENEDITO ROQUE MORAIS, vereador Presidente da Câmara municipal; TENENTE-CORONEL PM MARCOS ANTÔNIO SILVEIRA, Comandante do 50º BPMM (em 1984, ele era tenente do 1º BPChq, relembrando que eu era Major do CPChq), doutora LIMONGI (delegada da polícia civil em exercício em ITU).
Com a tropa formada, inicia-se uma solenidade simples homenageando o MARECHAL DEODORO que, a partir de 1948, empresta seu nome a esse Batalhão (atual 2º GAC L). Cinco militares recebem a Medalha Constitucionalista, incluindo o TENENTE-CORONEL Art SAÚ, os Capitães CLAYTON, CÂMARA e ARASHIRO. O quinto escolhido para ser recepcionado é o SUBTENENTE CLÁUDIO BENEDITO ALVES, da Bateria de Comando. GINO, MENDES e VENTURA procedem à outorga da comenda.
O Cmt SAÚ faz uso da palavra, enaltecendo a figura de DEODORO e aproveita para focalizar a participação dessa força, que em 1932 participou dos combates do lado dos constitucionalistas. Gentilmente, convida o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para ficar ao seu lado quando do desfile da tropa.
Ciceroneados pelo comandante e seus oficiais, os convidados vão conhecer a Sala dos Troféus do 2º GAC L e, em seguida, vamos para o refeitório, onde almoçamos. Depois vem a despedida. Vamos deixar o REGIMENTO DEODORO onde a fidalguia do TENENTE-CORONEL SAÚ proporcionou uma memorável manhã.
O trânsito está complicado na Marginal TIETÊ. Vamos chegar no MMDC depois das 15 horas. Pouco tempo ficamos na Sociedade. Apenas tomamos conhecimento da confirmação do almoço na CASA MILITAR na próxima segunda-feira, dia 6 de agosto. As funcionárias LILIAN e MARINEI vieram trabalhar com certo desgaste, pois não puderam se valer do metrô e tiveram de fazer uma caminhada do BRÁS até a PRAÇA DA SÉ. Agora, saindo um pouco mais cedo, farão o retorno. A linha NORTE-SUL do metrô está funcionando normalmente. Não tenho dificuldade alguma em chegar à ARMÊNIA. Também logo embarco no EXPRESSO COCAIA, chegando cedo em casa.
O NELSON vem me expor um delicado problema, onde ele foi enganado por um estelionatário – FERNANDO SOUZA GUERRA - na compra de uma KOMBI. Deu sete mil reais de entrada e agora está sem o dinheiro e sem o carro. Durante 29 dias o proprietário desonesto de uma agência de carros o vem enganando. Aconselho o NELSON a fazer amanhã uma queixa formal de estelionato na Delegacia correspondente ao local onde o negócio foi efetuado. Ao mesmo tempo, mediante contato com o ROMAGNOLI, peço para que o advogado tome outras providências. 

Na tarde, o MENDES entregou-me um envelope vindo do RIO GRANDE DO SUL e somente agora à noite tomo ciência do DIPLOMA DE AMIGO DA DELEGACIA “TENENTE-CORONEL BMRS JOSÉ LUIZ SILVEIRA”, da ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL (AHIMTB), mandado pelo MAJOR ÂNDREI CLAUHS. O MAJOR ÂNDREI é dos nossos “embaixadores” durante o JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução Constitucionalista de 32 e vem desenvolvendo um magnífico trabalho na causa abraçada por nós.

Abrindo a Internet, leio o DIÁRIO OFICIAL e tomo conhecimento da passagem para a reserva do TENENTE-CORONEL Méd PM JOSÉ WÁGNER ALMEIDA EIRAS. Nasceu em 7 de fevereiro de 1951. Entrou para a PMESP em 26 de dezembro de 1979 como 2º TENENTE MÉDICO. Foi promovido a 1º TENENTE em 25 de agosto de 1980. Promovido a CAPITÃO em 24 de maio de 1989. Promovido a MAJOR em 25 de agosto de 1997. Não tenho a data de sua promoção a TENENTE-CORONEL. 

SÃO PAULO enfrentou hoje um dia de congestionamentos, filas, imprevistos, tumultos e muito nervosismo. E o caos deverá se repetir amanhã. Isso porque os metroviários decidiram manter a paralisação que deixou pelo menos 1,2 milhão de pessoas sem transporte. O pico de congestionamento na cidade foi registrado às 19 horas, com 172 quilômetros de lentidão. As vias mais afetadas foram as Marginais PINHEIROS e TIETÊ.
A LINHA 3- VERMELHA do metrô, que liga a zona leste ao centro e à zona oeste, ficou fechada. Em ITAQUERA, o acesso ao CPTM também não abriu, para evitar tumulto.
Por causa da paralisação, milhares de passageiros procuraram no final da tarde a Estação da LUZ, como alternativa de retorno para casa. A demanda causou caos e confusão. As entradas chegaram a ser fechadas pela Polícia Militar. Pelo menos cinco mil pessoas se amontoaram do lado de fora à espera de transporte. Algumas mulheres desmaiaram, pelo menos uma ficou ferida.
De acordo com o TENENTE-CORONEL PM PAULO TELHADA, comandante do 7º BPMM, cerca de 200 policiais foram deslocados para conter a multidão. A Cavalaria e a ROTA deram apoio à ação. Das 15 portas, separadas em quatro entradas, apenas uma ficou aberta para o acesso dos usuários e outra para a saída. Irritados, alguns usuários tentaram invadir a estação. Um portão na Rua MAUÁ chegou a ser arrombado. A PM teve que agir, causando muito tumulto. Algumas pessoas que passaram mal, por causa do empurra-empurra tiveram que ser atendidas no saguão da estação.

Dois policiais civis de VARGEM GRANDE PAULISTA, na GRANDE SÃO PAULO, foram executados a tiros hoje dentro de uma viatura, na cidade de COTIA. O carro, com os corpos nos bancos dianteiros estava em um lugar de pouco movimento na ESTRADA DO TABULEIRO VERDE, região do TIJUCO PRETO, próximo à divisa com o município onde trabalhavam. Os corpos foram encontrados por volta das 18:30 horas, pelo jardineiro ADEMIR DE OLIVEIRA CAMARGO, de 47 anos.

Dois anos depois do mensalão, o maior escândalo do primeiro mandato do governo LULA, a Empresa de Correios e Telégrafos está às voltas com novas denúncias de fraudes. Na OPERAÇÃO SELO, a Polícia Federal prendeu hoje o lobista ARTHUR WASCHECK NETO, um dos pivôs do escândalo do mensalão, e quatro empresários e servidores públicos acusados de direcionar licitações de contratos milionários da estatal.
Vinte empresas estão sendo investigadas por envolvimento nas fraudes que, segundo a polícia e o Ministério Público, continuaram mesmo com o setor sob vigilância desde maio de 2005. WASCHECK ficou conhecido depois de contratar, no início de 2005, dois arapongas para gravar o ex-chefe do Departamento de Compras dos Correios MAURÍCIO SOBRINHO recebendo um suborno de 3 mil reais e fazendo confidências sobre o esquema de corrupção na estatal. Irritado com o cerco ao amigo, o ex-deputado ROBERTO JEFFERSON denunciou o caixa dois do PT, batizado por ele de mensalão. 

O SÃO PAULO não deixa o BOTAFOGO escapar na liderança do Campeonato Brasileiro. A vitória por 3 a 1 sobre o JUVENTUDE, hoje, no MORUMBI, foi a quarta seguida no Campeonato. Três destes triunfos foram de virada, incluindo o de hoje. O time de MURICY RAMALHO está com os mesmos 31 pontos do BOTAFOGO, mas perde no saldo de gols e tem um jogo a mais.

Faleceu em ITAÚNA (MG) ÂNGELO PAULINO DE SOUZA – ÂNGELO – famoso meio-campista do ATLÉTICO MINEIRO, vítima de um ataque cardíaco. No final do CAMPEONATO BRASILEIRO de 1977, sofreu fratura de perna, em lance com NECA, do SÃO PAULO.
Com a camisa do GALO, ÂNGELO disputou 238 jogos (146 vitórias, 63 empates e 29 derrotas) e marcou 12 gols.
Nasceu no dia 31 de maio de 1953. Trabalhou como auxiliar técnico das categorias de base do ATLÉTICO MINEIRO e ultimamente era fiscal de obras da PETROBRÁS.
Além do ATLÉTICO MINEIRO, ÂNGELO jogou no GUARANI, NACIONAL de MANAUS, FLUMINENSE, PONTE PRETA, SPORT e SANTA CRUZ. 

Nesta quinta-feira o ator GUSTAVO LEÃO atropelou a aposentada GILVA LOGULO, de 78 anos, na BARRA DA TIJUCA, zona oeste do RIO. Bastante abalado, ele tem mantido contato com a família da vítima e chegou a oferecer-se para custear o tratamento de GILVA, que fraturou a bacia e teve uma pequena hemorragia na cabeça. A aposentada, que sofre do Mal de ALZHEIMER, atravessou a Avenida das AMÉRICAS num local sem faixa de pedestre ou sinal de trânsito. GUSTAVO, que estava com a namorada, YANA SARDENBERG, não conseguiu frear o carro a tempo de evitar o acidente. “Foi uma fatalidade”, disse ele ao sair da 16ª Delegacia de Polícia, onde prestou depoimento após cuidar dos primeiros-socorros à vítima. “Ele teve uma atitude bastante civilizada. Não fugiu da responsabilidade”, elogiou CARLOS LOGULO, filho de GILVA.

O soldado brasileiro RODRIGO DA ROCHA KLEIN, de 21 anos, morreu ao pisar em um fio de alta-tensão durante ação militar na região de PORTO PRÍNCIPE, no HAITI. Ele fazia parte do 7º contingente brasileiro na missão de paz da ONU, no país.

O Comissário da SCOTLAND YARD, IAN BLAIR, desculpou-se hoje pelos erros cometidos no caso do brasileiro JEAN CHARLES DE MENEZES, morto por policiais no metrô de LONDRES em 22 de julho de 2005, após ser confundido com um terrorista. A declaração de BLAIR foi feita pouco depois de a Comissão Independente de Queixas à Polícia divulgar o relatório sobre a atuação da SCOTLAND YARD no caso.O documento antecipado pelo jornal THE GUARDIAN, eximiu BLAIR da acusação de ter mentido para o público durante as investigações. A família do brasileiro criticou o relatório, afirmando achar “inacreditável” que o comissário da polícia não tivesse sido informado sobre a identidade de JEAN CHARLES horas depois de sua morte. 

Enquanto parentes buscam informações sobre as dezenas de desaparecidos após o desmoronamento de uma ponte sobre o Rio MISSISSIPI, em MINEÁPOLIS, a população dos EUA ficou chocada com as imagens e as descrições das cenas da tragédia. Mas uma revelação em especial provocou revolta. A CASA BRANCA confirmou hoje que a ponte fora considerada “estruturalmente deficiente” num estudo feito em 2005. Apesar de alguns veículos de comunicação do país terem divulgado, horas após o acidente, a morte de sete pessoas, as autoridades locais confirmavam até hoje apenas quatro óbitos. Ao menos, 79 pessoas ficaram feridas no acidente da ponte que liga as cidades de MINEÁPOLIS e SAINT PAUL durante o rush de fim de tarde, ontem.
A polícia, contudo, revelou ter certeza de que o número de mortos aumentará. Cerca de 30 veículos estão submersos no Rio MISSISSIPI. E ainda há entre 20 e 30 pessoas desaparecidas.  

Detidos os boxeadores cubanos GUILLERMO RIGONDEAUX e ERISLANDY LARA, que desertaram da delegação de seu país durante os Jogos Pan-Americanos. Encontrados sem passaporte em ARARUAMA, no litoral fluminense, devem  ser deportados. Em NITERÓI.

Fincou sua bandeira, a 4.200 metros de profundidade no mar do PÓLO NORTE, a RÚSSIA, Ao enviar a primeira missão tripulada às profundezas da região, o país quis se apossar do local, sob a duvidosa alegação de que a cordilheira submarina do pólo faz parte da SIBÉRIA. Rica em petróleo, gás, ouro e diamantes, a área é disputada também por ESTADOS UNIDOS, CANADÁ, NORUEGA e DINAMARCA.

Comprada pela VIVO a TELEMIG e a AMAZÔNIA CELULAR. Com a operação, de 1,2 bilhão de reais, a VIVO consolidou sua liderança em celulares. Em SÃO PAULO. 

2 DE AGOSTO DE 2008     :     -      SÁBADO
Na HEMEROTECA VENTURA, onde o JOÃO ainda não terminou a arrumação dos jornais na estante “9 DE JULHO”, percebo que ainda teremos muito trabalho para condicionar os arquivos. Revejo alguns dos livros deixados por GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e que vieram para a hemeroteca, recentemente. Esses livros também ainda não receberam o seu local definitivo.
Com paciência, durante o dia, vou arrumando meus arquivos. Terminou o mês de julho, muito complicado com as minhas obrigações na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e que culminou com a morte de um de seus associados mais antigos, GERALDO FARIA MARCONDES. Interessante é confrontar a vida dos dois GERALDOS, sempre brigando no MMDC. PIRES morreu no dia 25 de julho de 2006; dois anos depois, também no dia 25 de julho, falecia o MARCONDES. A missa de sétimo dia de PIRES foi no dia 1º de agosto de 2006; MARCONDES teve a sua missa de sétimo dia ontem, 1º de agosto também. Uma coisa em comum: ambos eram dedicadíssimos à Sociedade, cada um a seu jeito.

LEWIS HAMILTON não poderia desejar um quadro melhor. No treino classificatório desta manhã, o líder da temporada não só obteve a pole position como viu seu companheiro de McLAREN, HEIKKI KOVALIANEN, completar a primeira fila para o GP DA HUNGRIA. A largada será amanhã, às 9 horas. A FERRARI enfrentou dificuldades. FELIPE MASSA teve que suar bastante para se postar à frente de TIMO GLOCK. O alemão da TOYOTTA teve durante a maior parte da fase final do treino o segundo melhor tempo. Já o finlandês KIMI RAIKKONEN foi regular, mas no mau sentido: ficou em sexto lugar em todas as fases do treino. O quarto lugar ficou com ROBERT KUBICA; TIMO GLOCK em quinto; FERNANDO ALONSO em sétimo; MARK WEBBER em oitavo; JARNO TRULLI em nono; NELSON PIQUET em décimo. RUBENS BARRICHELLO sairá em 17º lugar. 

Sobrou transpiração e faltou inspiração para o CORINTHIANS, hoje, no PACAEMBU, diante do CRICIÚMA. E o resultado chocho, empate sem gol, refletiu essa realidade. O TIMÃO pressionou, teve domínio da posse de bola, mas sem velocidade e precisão no passe levou a pior sobre a defesa catarinense. Com o resultado, a equipe de MANO MENEZES se mantém na liderança isolada do Campeonato Brasileiro da Série B, agora com 32 pontos.

O GOIÁS não deu a mínima para o esquema ofensivo armado pela PORTUGUESA e goleou o adversário por 4 a 0, no SERRA DOURADA. No MARACANÃ, o INTERNACIONAL bateu o FLUMINENSE por 2 a 1 e deixou a situação do time carioca ainda mais complicada. O TRICOLOR está na penúltima posição, com 13 pontos. O FIGUEIRENSE foi até o Estádio dos Aflitos, em RECIFE, e venceu o NÁUTICO por 2 a 1. 

RAFAEL NADAL está confirmado como novo líder do ranking da ATP graças à vitória de ontem à noite sobre o equatoriano NICOLÁS LAPENTTI, pelas quartas-de-final do MASTERS SERIES DE CINCINATTI. NADAL e ROGER FEDERER, número um por 235 semanas, são os favoritos ao ouro olímpico.

Com apenas uma hora de diferença, dois PMs foram assassinados na madrugada, na GRANDE SÃO PAULO. Em FERRAZ DE VASCONCELOS, o PM AVELINO ARAÚJO ESTEVES, de 32 anos, foi morto por volta da zero hora em um roubo. De folga, ele foi surpreendido por dois ladrões quando andava de moto com um amigo, que disse à polícia que a dupla chegou também numa moto e anunciou o assalto. ESTEVES tentou reagir, mas levou dois tiros e morreu. O amigo correu para se proteger. A moto e a arma do policial foram levadas.
Em EMBU, o PM RODNEY FERREIRA DUARTE, de 27 anos, foi morto a 1 hora, quando chegava à casa da namorada. O PM estava de férias. Ao descer as escadas para abrir o portão, a namorada ouviu tiros e viu um carro branco e uma moto preta deixando o local. Na garupa da moto, testemunhas viram um homem que parecia estar ferido, mas a polícia não soube dizer se RODNEY trocou tiros com os assassinos.     

“Hoje é o melhor dia da minha vida. Porque eu não imaginava estar aqui”, disse a auxiliar de enfermagem LILIAN SOUZA DE OLIVEIRA CROCHI, de 29 anos, hoje à tarde, sentada num banco em frente a um prédio de classe média no bairro JARDIM SÃO MIGUEL, no GUARUJÁ. O prédio onde estava hospedada fica a duas quadras da PRAIA DA ENSEADA, onde ela ficou três horas na mira de uma arma, na tarde de sexta-feira, dia 1º de agosto. “Eu pensava: ‘será o meu fim?’ A arma podia disparar a qualquer momento”, disse, minutos antes de colocar as malas no carro para voltar a SANTO ANDRÉ, no ABC, com o marido EMÍLIO CROCHI, de 29, e o filho LEONARDO, de 9.
Só quando o criminoso, que até hoje à tarde não havia sido identificado, cometeu suicídio ao atirar na própria cabeça, LILIAN percebeu que estava a salvo. Correu ao encontro da polícia e chorou abraçada pelo marido. Depois, perdeu a noção do tempo enquanto repetia o seu drama à polícia. Tinha passado das 22 horas quando a família chegou ao apartamento para descansar.

O vice-presidente JOSÉ ALENCAR deixou o Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, hoje às 12 horas, após receber alta dos médicos. Ele foi internado na sexta-feira para tratar um câncer na região do abdômen. ALENCAR demonstrava bom humor e disse que não pensa em se licenciar do cargo. Ele seguiria para BRASÍLIA ainda hoje porque o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA viajará para a ARGENTINA e depois para a CHINA, para a abertura dos JOGOS OLÍMPICOS. O tratamento se repetirá a cada três semanas, em sessões que duram 24 horas. Desde 1997, ALENCAR luta contra o câncer. Em 2006, passou por três operações para a retirada de tumores no abdômen.

Moradores de chácaras em BONFINÓPOLIS, a 30 km de GOIÂNIA, serão ouvidos pela Polícia Civil para saber se viram pacotes suspeitos ou sentiram cheiro de material em decomposição na região no último sábado. Lá seria o local em que MOHAMED D´ALI SANTOS FILHO, de 20 anos, teria jogado os membros da namorada inglesa CARA MARIE BURKE, de 17 anos, que foi assassinada e esquartejada no apartamento que dividia com MOHAMED na capital goiana. Hoje, MOHAMED falou com sua mãe, IVANY CARVALHO DOS SANTOS, que mora em LONDRES. Segundo o delegado, CARLOS TRAJANO, IVANY disse que “se estivesse ao lado do filho, esse crime não teria acontecido’.

O padre ADELIR DE CARLI foi enterrado por volta de 13:30 horas em sua cidade natal, AMPÉRE, no PARANÁ. O sepultamento foi acompanhado por mais de 500 pessoas, que parentes, moradores da região e amigos do religioso de PARANAGUÁ (PR), cidade em que ele pároco, para AMPÉRE. Os fiéis viajaram por mais de sete horas para chegar ao enterro, previsto para ocorrer às 10 horas, mas que atrasou porque os ônibus em que eles estavam se perderam no caminho.
Antes do sepultamento, foi realizada uma missa, às 11:45 horas. Muitos dos presentes não conseguiram conter a emoção. ADELIR foi enterrado em uma capela onde estão os corpos de outros três religiosos. Ontem, centenas de pessoas acompanharam, emocionadas, o velório do religioso na paróquia SÃO CRISTÓVÃO. Na madrugada, o corpo seguiu para AMPÉRE, onde ele nasceu e vive sua família.
O padre ADELIR DE CARLI, de 41 anos, sumiu em 22 de abril quando tentava quebrar um recorde. Ele queria viajar de PARANAGUÁ a DOURADOS, no MATO GROSSO DO SUL, amarrado a mil balões de gás hélio e chamar a atenção das pessoas para a Pastoral Rodoviária, que ele comandava.

Após desafiar a Medicina e sobreviver por um ano, oito meses e doze dias, a menina MARCELA DE JESUS FERREIRA morreu ontem. Ela nasceu sem cérebro, no dia 20 de novembro de 2006, em PATROCÍNIO PAULISTA, a 413 km da capital. A criança faleceu por volta das 22 horas, na Unidade de Terapia Intensiva, da SANTA CASA DE FRANCA. MARCELA sofreu uma parada respiratória, problema decorrente de uma pneumonia aspirativa. Ela, que sempre teve que ser alimentada pela mãe CACILDA GALANTE FERREIRA, por meio de sonda, aspirou uma grande quantidade de leite por volta das 7 horas. Ao verificar que a filha engasgou e estava arroxeada, a família a levou ao hospital de PATROCÍNIO PAULISTA. De lá, foi transferida para a SANTA CASA DE FRANCA, cidade vizinha, onde foi medicada, mas não resistiu e acabou morrendo.
MARCELA foi sepultada às 17 horas no cemitério municipal de PATROCÍNIO PAULISTA. Segundo MÁRCIA BEANI, pediatra que acompanhou a família de MARCELA desde antes do nascimento, CACILDA estava triste com o que ocorreu, mas sabia que tinha feito tudo o que pôde para a filha desde o seu nascimento.
Nascida na SANTA CASA DE PATROCÍNIO PAULISTA, a menina MARCELA DE JESUS GALANTE FERREIRA passou a chamar a atenção do país sobretudo quando fez três meses, desafiando a ciência: nasceu sem o córtex cerebral e a calota craniana, o que caracteriza a anencefalia. Por causa dessa resistência, ganhou até comunidade no ORKUT, batizada de “FORÇA MARCELA, ORAMOS POR VOCÊ”. A menina acabou virando ainda ícone do movimento antiaborto. “Minha decisão foi bastante clara. Jamais pensei em fazer isso”, disse a mãe, CACILDA GALANTE FERREIRA. Aos cinco meses, MARCELA esboçava movimentos e sons, como gritos e choro. CACILDA ainda tinha esperança de vê-la engatinhando e andando. A festa do primeiro aniversário de MARCELA, em novembro do ano passado, emocionou os moradores de PATROCÍNIO PAULISTA. Além de festa e missa, alguns seguiram em romaria até a porta da casa de sua família para agradecer o “milagre”. Até então, ela passara por uma tomografia computadorizada e duas ressonâncias magnéticas. 

A engenheira química SUELY MARIA DA SILVA KIDA, de 51 anos, foi enterrada hoje à tarde, no Cemitério da Saudade, em SÃO MIGUEL PAULISTA. SUELY morreu no último dia 26 ao ser atropelada em CANCÚN, no MÉXICO, onde passava férias com a família. A filha da engenheira, a estudante BIANCA MAYUMI KIDA, de 17 anos, que ficou gravemente ferida, continua internada no MÉXICO. O filho de SUELY, o estudante WILLIAM KIDA, de 22 anos, que não se machucou, acompanha a irmã, e não pôde vir ao enterro da própria mãe.
Ao relembrar o acidente que atingiu sua família, WILSON KIDA diz que eles atravessavam na faixa de pedestre, quando um caminhão avançou sobre todos. “De repente, estávamos embaixo de um carro e vi minha filha agonizando. Consegui sair e só pedi aos médicos para não me sedarem, nem internarem, pois precisava cuidar de minha família”, lembra WILSON, que é grato aos brasileiros que os ajudaram por lá.

Responsável pela morte de 25 pessoas em nome do grupo ETA, JOSÉ IGNÁCIO DE JUANA CHAOS, de 53 anos, foi libertado em MADRI após 21 anos. Embora tenha sido condenado a 3 mil anos de prisão, a pena permitida na época era de 30 anos.   

PÉREZ CELIS, um dos artistas mais originais da ARGENTINA, morreu aos 69 anos, em BUENOS AIRES. Tinha leucemia. Ele se chamava, na verdade, CELIS PÉREZ, mas decidiu inverter a ordem dos nomes quando estava na escola. Um dos maiores expoentes latino-americanos do neo-impressionismo, PÉREZ CELIS é autor de centenas de quadros, expostos em galerias internacionais e museus como o MoMA de NOVA YORK e o Museu de Arte Moderna de BUENOS AIRES. Ele não contou a quantidade de quadros criados, porque, se o fizesse, deixaria de pintar. Filho de família operária, começou a produzir na adolescência, apesar da resistência do pai. Ele se casou três vezes e deixou dois filhos, a atriz MARÍA JOSÉ GABÍN e o desenhista SÉRGIO PÉREZ FERNÁNDEZ.

2 009      :       -      DOMINGO
Uma data tranqüila. Melhora a temperatura. Consigo manter um trabalho consciente no sentido de organização de meus documentos. No computador, atualizo minhas memórias.
LUCINDA comenta uma situação delicada pela qual passa sua sobrinha SÔNIA, filha de dona ESMERALDA. Há dias ela vem recebendo telefonemas indecorosos de um “admirador”, principalmente na madrugada.

O SÃO PAULO, sob o comando de RICARDO GOMES, é realmente outro time, independentemente, do esquema adotado pelo treinador. E isso ficou muito claro na vitória por 1 a 0, mais um gol de DAGOBERTO, sobre o VITÓRIA, lá no BARRADÃO. O renovado CORINTHIANS não leva jeito, mesmo. Hoje, embora tenha tido o apoio de 13 mil alvinegros, durante os 90 minutos de jogo, o TIMÃO só empatou com o AVAÍ em 0 a 0, no PACAEMBU. Foi o terceiro tropeço consecutivo da equipe de MANO MENEZES, que agora está a nove pontos do líder PALMEIRAS. Antes de desmanchar o elenco com a venda de CRISTIAN, ANDRÉ SANTOS e DOUGLAS, e de perder RONALDO, por contusão, o campeão da COPA DO BRASIL aparecia a apenas dois pontos do rival e integrava o cobiçado G-4. Hoje, com 25 pontos, o TIMÃO ocupa a quinta posição. Outros resultados da rodada: GRÊMIO 4 x CRUZEIRO 1; ATLÉTICO MINEIRO 3 x CORITIBA 2; ATLÉTICO-PR 1 x FLUMINENSE 0; SANTO ANDRÉ 1 x GOIÁS 2; FLUMINENSE 1 x NÁUTICO 1.

Depois de nove dias internado num hospital de BUDAPESTE, em conseqüência do seu grave acidente no treino classificatório para o GP da HUNGRIA, no último dia 25, FELIPE MASSA retorna amanhã ao BRASIL. Hoje, em sua primeira entrevista após a batida, divulgada pela assessoria de imprensa da FERRARI, o piloto comemorou sua recuperação. “Graças a Deus me sinto bem. Tenho apenas um pouco de inchaço no olho esquerdo. Estou ansioso para voltar ao BRASIL e continuar o trabalho de recuperação. O importante é estar bom antes de voltar às pistas”, disse FELIPE.

Mesmo cansado, CÉSAR CIELO demonstrou hoje mais uma vez a sua impressionante velocidade. No último dia do MUNDIAL DE ROMA, o paulista fez parte do quarteto brasileiro na final do revezamento 4x100m medley e quase levou o BRASIL ao pódio.

Mais promissor tenista brasileiro de sua geração, THOMAZ BELLUCCI, número 119 do ranking mundial, foi campeão hoje do ATP 250 DE GSTAAD, na SUÍÇA, e tirou o BRASIL de uma fila de quase cinco anos sem título no circuito mundial. A última conquista nacional num torneio de primeira linha havia sido em setembro de 2004, quando RICARDO MELLO levantou o caneco em DELRAY BEACH, nos EUA.
Na final, o paulista de 21 anos bateu o alemão ANDREAS BECK (51º do mundo), para selar também a primeira conquista de um ATP na carreira. O ATP de GSTAAD faz parte do grupo de torneios que dá o menor número de pontos no circuito, mas ele tem muita tradição. A competição é disputada anualmente desde 1968, e tem grandes nomes em sua lista de ex-campeões, como o suíço ROGER FEDERER (2004), e os ícones do esporte ROY ÉMERSON (1969), ILLIE NASTASE (1973) e GUILLERMO VILAS (1974.

O destino da herança e da guarda dos filhos do cantor MICHAEL JACKSON – morto em 25 de junho, após sofrer uma parada cardíaca – serão decididos amanhã, em uma audiência no Tribunal Superior do condado de LOS ANGELES, nos EUA. Segundo a imprensa americana, tudo indica que o juiz MITCHELL BECKLOFF autorizará o acordo feito esta semana entre a mãe de MICHAEL, KATHERINE JACKSON, e a ex-mulher do cantor, DEBBIE ROWE sobre a guarda de PRINCE MICHAEL, de 12 anos, e PARIS MICHAEL, de 11, que ficarão sob os cuidados da avó, conforme desejo do artista, expresso em seu último testamento, de 2002.

O enterro do mecânico JOSÉ WÁLTER FERREIRA DA SILVA, de 46 anos, foi marcado pela revolta dos familiares e vizinhos, hoje à tarde, no Cemitério DOM BOSCO, em PERUS. SILVA foi morto com três tiros na cabeça disparados por policiais militares do 49º Batalhão, na última sexta-feira, dia 31 de julho, na Favela da CHICA LUÍSA, no JARAGUÁ, zona norte.

Uma viagem de 12 dias para DISNEY, em ORLANDO, nos ESTADOS UNIDOS, terminou em tragédia hoje de madrugada. A estudante JACQUELINE RUAS, de 15 anos, morreu durante o vôo 758 da COPA AIRLINES, pouco antes de pousar no Aeroporto Internacional de GUARULHOS. Ela havia passado mal na quarta-feira, dia 29 de julho, com sintomas da gripe suína e chegou a tomar o TAMIFLU – medicamento indicado para o tratamento da doença. Entretanto, exames do IML apontam que a adolescente teve pneumonia.

O Ministério da Defesa informou que não se pronunciará a respeito do documento sigiloso assinado pelo então MAJOR CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA em 21 de agosto de 1972, que atesta a morte do estudante ANTÔNIO DOS TRÊS REIS OLIVEIRA e da operária ALCERI MARIA GOMES DA SILVA em um suposto tiroteio com agentes do Exército. De acordo com a Defesa, trata-se de “questão histórica” e não cabe ao ministério fazer qualquer referência a ela.
O casal de guerrilheiros pertencia à AÇÃO LIBERTADORA NACIONAL (ALN), um dos grupos de oposição à ditadura, responsáveis por ações de guerrilha urbana, entre elas o seqüestro, juntamente com o MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO 8 DE OUTUBRO (MR8) do seqüestro do embaixador dos ESTADOS UNIDOS no BRASIL, CHARLES BURKE ELBRICK.
Em sua edição o ESTADO publica um ofício assinado pelo então MAJOR BRILHANTE USTRA relatando um tiroteio numa casa no bairro paulistano do TATUAPÉ que resultou nas mortes de TRÊS REIS e ALCERI MARIA DE SOUZA. Até hoje o Exército nega qualquer envolvimento na morte dos dois, considerados desaparecidos.

Os restos mortais do piloto americano MICHAEL SCOTT SPEICHER, cujo avião foi derrubado no primeiro dia da GUERRA DO GOLFO, em 1991, após 18 anos de incerteza. A confirmação foi dada pelo Instituto de Patologia das Forças Armadas americanas.
O CAPITÃO SPEICHER foi um dos primeiros combatentes americanos desaparecidos da GUERRA DO GOLFO, mas, nestes 18 anos, o Exército americano não tinha conseguido esclarecer a situação, nem confirmar a sua morte. A família do piloto pressionava os militares há anos para que o caso fosse resolvido. Inicialmente, SPEICHER foi dado como morto, mas a incerteza e a ausência dos restos mortais fizeram com que oficiais mudassem seu status para “desaparecido em ação” e, posteriormente, para “desaparecido ou seqüestrado”.
Seis anos depois da invasão do IRAQUE, os investigadores finalmente tiveram a chance de procurar dentro do país. Eles descobriram que SPEICHER morreu em 17 de janeiro de 1991 quando o caça que pilotava foi derrubado. Seu corpo foi enterrado em uma vala comum, na província de ANBAR, por beduínos que acharam o aparelho.

Um avião com 16 pessoas a bordo desapareceu hoje na INDONÉSIA. A aeronave da companhia MERPATI AIRLINES, com 13 passageiros – entre eles, dois bebês – e três tripulantes, voava de JAYAPURA para a cidade de OKSIBIL, quando os controladores de vôo perderam contato com o avião. O mau tempo prejudica os trabalhos de resgate.    

BILLY LEE RILEY, pioneiro do rockabilly e compositor que gravou músicas no lendário selo SUN RECORDS, conhecido pelos singles de 1957 FLYN´SAUCERS ROCK AND ROLL e RED HOT, morreu neste domingo, aos 75 anos, vítima de câncer, nos ESTADOS UNIDOS. Nascido no Estado de ARKANSAS, RILEY, que tocava guitarra, entrou na SUN RECORDS em 1956. A sua banda, que por um tempo incluiu JERRY LEE LEWIS no piano, participou de gravações com JOHNNY CASH e ROY ORBISON, entre outros. Apesar de seu sucesso, em entrevista em 2000 RILEY se queixou que o dono da SUN RECORDS promoveu GREAT BALLS OF FIRE de LEWIS na esteira de seu single RED HOT.

2 010        :        -       SEGUNDA-FEIRA
O ESTADO DE SÃO PAULO – CADERNO METRÓPOLE
ROTA É ALVO DE DOIS ATAQUES DO CRIME ORGANIZADO; BANDIDO MORRE EM AÇÃO. Quinze horas depois do atentado contra comandante, criminosos atiraram contra o quartel do batalhão. Polícia redobrou vigilância.
As Rondas Ostensivas TOBIAS DE AGUIAR (ROTA), unidade de elite da Polícia Militar, transformou-se no alvo dos mais graves ataques praticados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) neste ano em SÃO PAULO. Um suspeito de integrar a facção foi morto quando disparava contra o prédio do quartel da ROTA, no centro de SÃO PAULO.
Quinze horas antes, o comandante do Batalhão, TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LUCINDA TELHADA, escapara ileso de um atentado à bala. Em seus 40 anos de existência – ela foi fundada em 1970 – essa é a primeira vez que a sede e o chefe da ROTA são alvos de um ataque. A polícia ainda investiga a possibilidade de incêndios criminosos que destruíram 13 carros na madrugada de ontem na zona leste terem ligação com as novas ações da facção criminosa.
O governador ALBERTO GOLDMAN (PSDB) afirmou ontem que “não existe nenhum perigo que possa colocar em risco a segurança do povo paulista”. O Centro de Inteligência Policial da PM e três departamentos da Policia Civil estão apurando os ataques. Suspeita-se que eles são uma retaliação dos bandidos às ações da ROTA que atingiram as finanças da liderança da facção, com a apreensão de armas, drogas e dinheiro e a prisão de homens da organização. “Pode ser uma reação a eles”, disse GOLDMAN.
As ações do PCC começaram às 11 horas de anteontem, na VILA PENTEADO, zona norte. O TENENTE-CORONEL PM TELHADA retirava sua picape de casa quando percebeu a aproximação de um carro com dois homens. Ao ver o passageiro abaixar o vidro e colocar a mão para fora da janela, TELHADA se deitou no banco da picape. Os criminosos dispararam cerca de dez tiros e fugiram.
Pouco antes das 4 horas, policiais da ROTA que estavam de guarda no quartel da Avenida TIRADENTES, na LUZ, escutaram disparos. Eles pareciam vir da rua ao lado, a JOÃO TEODORO. Os policiais foram verificar o que estava acontecendo e surpreenderam um homem de pé atirando em direção às janelas da lateral do quartel. Eles revidaram e balearam o criminoso, que morreu.
Ele foi identificado como FRANK LIGIERI SONS, de 33 anos. O acusado deixou em fevereiro a prisão em GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO. Em sua ficha policial consta que ele foi acusado de dois roubos – um na região da SÉ e outro na LAPA, em SÃO PAULO -, um estupro e uma lesão corporal, estes em GUARULHOS.
Um outro bandido, que o aguardava em um carro, fugiu. Com FRANK os policiais afirmaram ter encontrado um coquetel molotov e uma pistola calibre 40, mesmo tipo usado no atentado fracassado contra o tenente-coronel. Ele é suspeito de integrar a facção criminosa.
O atentado contra a ROTA está sendo investigado pelo Centro de Inteligência da PM e pelo Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (DEIC). Já o atentado contra TELHADA é alvo de inquérito do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Uma das principais pistas neste caso é a placa de um carro que o tenente-coronel conseguiu anotar.
As ações colocaram a polícia em alerta – comandos foram orientados a redobrar a vigilância. Cones foram postos na frente de quartéis, como o da ROTA. Por enquanto, a polícia não identificou os outros participantes dos ataques.
As novas ações imputadas ao PCC tiveram como alvo um dos principais instrumentos do governo de combate ao crime organizado: a ROTA. Ela foi responsável pela apreensão recente de quase dois milhões de reais em dinheiro, dezenas de fuzis, metralhadoras e carabinas e de mais de uma tonelada de drogas da cúpula da facção. Seus homens se envolveram em tiroteios em que importantes membros do PCC foram mortos ou presos. O suo da ROTA é uma estratégia que ganhou força em 2009. Sua fórmula passa pela busca, processamento e análise de informações do sistema prisional e das ruas realizados pela Inteligência da PM. Quando tudo está apurado, esta aciona a ROTA.
A cúpula da Segurança Pública não tem dúvida de que o sucesso dessas ações está por trás da reação do PCC. A facção escolheu os alvos a dedo. O TENENTE-CORONEL PM PAULO TELHADA não é um policial comum. Além de chefiar a mais famosa unidade da PM, ele é desses oficiais carismáticos que gostam de comandar da linha de frente – não faz muito tempo, matou com um tiro um ladrão que roubava um hotel nos Jardins. Assassiná-lo permitiria à facção erguer um troféu. Já o ataque ao quartel da ROTA, para o governo, foi uma ação de propaganda da facção. Os disparos contra o prédio não causaram danos relevantes. E os responsáveis se expuseram de tal forma que um deles foi baleado e morto pela guarda. Assim, seu único propósito seria a repercussão que o fato teria na sociedade. Essa, aliás, era uma das principais preocupações do governo. Pegas de surpresa pelas ações do PCC – nenhum dos órgãos de inteligência detectara a preparação dos ataques – as Polícia Civil e Militar tentam agora demonstrar eficiência no esclarecimento desses crimes.      

Esta segunda-feira surpreende pela mudança de temperatura. Vou tarde para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e, quando estou chegando, vejo MARINEI a caminho de uma farmácia. Verifica-se depois que ela não está nada bem, com muita dor de cabeça.
Vou almoçar no restaurante da AORRPM. Ali encontro o OLIVEIRA, RONALDO e COLOMBO. Com outros oficiais vamos discutir os ataques ao quartel da ROTA e ao Comandante do 1º BPChq, TENENTE-CORONEL PM TELHADA. Tudo demonstra ser arte do PCC, mas sem grande intensidade. Leva a crer que apenas é um aviso do que a facção é capaz.
Sou obrigado a dispensar a MARINEI nesta tarde. Ela não tem condições de trabalhar. COLOMBO ajuda-me durante algum tempo. Uma situação financeira faz com que procure recursos na COOPMIL. Assusto ao ver na minha conta uma dívida de mais de setecentos reais. Preciso cobrir esse rombo. Encontro o CORONEL PM Ref MANUEL ABISSI NOGUEIRA na COOPMIL.
É uma segunda-feira muito desagradável. Não tenho contato com o MENDES e nem com o GINO. Regresso logo para GUARULHOS. O frio é uma característica de que ainda estamos no inverno.
Em casa, trabalho no computador. Recebo um e-mail da ROSELI, filha de meu primo CIDO:

Boa tade, Sr. Mario.
Muito agradecida pelo retorno.
Em seu Blog tive o conhecimento da sua organização, tudo arquivado em uma Hemeroteca.
Estou encantada!! Como mencionei em meu horário de almoço fico estudando seu Blog é o que falo para minhas colegas.
Acham o Sr. muito inteligente e de uma organização espetacular, fico muito feliz e orgulhosa em ter o sobrenome Fonseca.
Meu pai também é muito inteligente e organizado.
Em algumas parte que li o Sr. menciona em sua ida a Poá a tristeza em ver a Tia Alice doente. Faz me lembrar muito dela.
Pessoa que nos ajudou muito (eu e meu irmão) após a morte da minha avó.
Rezou muito por mim, que Graças a Deus não foi em vão. Sinto muito ela não estar presente para contemplar o meu progresso.
Quanto aos seus diários como o Sr. mesmo cita escrevia de próprio punho, parece que estou me comunicando com um verdadeiro escritor.
Deus lhe deu o dom da palavra e escrita facilidade de comunicação.
Gosto do modo que escreve parece que o vejo falando cheio de formalidades, com o terninho impecável e as medalhas condizentes a patente de Coronel.
 Hoje em dia as pessoas se vestem de qualquer maneira não tem discernimento.
E quando nos deparamos com pessoas alinhadas como o Sr, que se preocupa com o visual chama a atenção.
Meu pai também é a mesma coisa anda sempre estiloso, arrumado, de suspensório; é o estilo dele.
Gosto de antiguidades e de lembrar da Família, principalmente da fogueira de Santo Antônio, São Pedro que a mesa de Quitutes que Tia Alice preparava o famoso chá de Gengibre que não podia faltar.
Um detalhe ela mesma que montava a fogueira não gostava de ajuda.
Lembranças boas, sadias que vão permanecer na minha memória enquanto eu existir.
Tia Alice foi minha tia que ao lembrar, não tem como eu não me emocionar, mulher muito sincera em sua permanência na terra.
Jamais irei esquecer das conversas e conselhos dados por ela.
Ela gostava muito de mim.
Att,
Roseli

Um dia depois do GP da HUNGRIA, o alemão MICHAEL SCHUMACHER, da MERCEDES, se rendeu ao óbvio: foi longe demais ao tentar impedir a ultrapassagem do brasileiro RUBENS BARRICHELLO, da WILLIAMS, e quase jogá-lo contra o muro. A manobra fez com que o alemão fosse punido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com a perda de dez posições no grid de largada da próxima etapa da temporada, em SPA-FRANCORCHAMPS, na BÉLGICA, prevista para o dia 29 de agosto.

Nas primeiras 36 horas após o atentado contra o TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LUCINDA TELHADA, comandante do 1º BPChq, policiais militares mataram sete pessoas na cidade de SÃO PAULO. Entre esses sete não está incluído o homem baleado e morto sob a acusação de atacar a tiros na madrugada de domingo, 1º de agosto, o quartel da ROTA, na LUZ, no centro de SÃO PAULO. O número de casos depois do atentado é seis vezes a média diária de 0,78 caso de tiroteio com morte registrada pela corporação no primeiro semestre deste ano na cidade – 141 casos em 181 dias. A polícia está em estado de alerta e reforçou a vigilância de bases comunitárias e a atenção no patrulhamento das ruas.  

Os candidatos à Presidência DILMA ROUSSEFF e JOSÉ SERRA buscaram fórmulas diferentes a fim de se preparar para o primeiro debate da sucessão presidencial, quinta-feira na TV BANDEIRANTES. O confronto terá ainda a participação de MARINA SILVA, do PV, e PLÍNIO ARRUDA SAMPAIO, do PSOL. DILMA decidiu parar a campanha e se recolher, nos dois próximos dias, numa concentração pré-debate. Já o comando da campanha de SERRA informou  que ele não vai desmarcar compromissos, embora agenda esteja mais leve para que possa continuar nas reuniões internas de preparação.

Faleceu JOSÉ CLÁUDIO MALUF, aos 72 anos. Quando os amigos o visitavam sempre recebiam um convite peculiar: assistir ao filme CASABLANCA. Fã de cinema e músicas antigas, era um grande colecionador e conhecedor dos temas, mas não resistia em rever o clássico do cinema com HUMPHREY BOGART e INGRID BERGMAN.
Publicitário, começou escrevendo para um jornal interno da PHILLIPS e passou por grandes agências, como a DPZ. Entre seus prêmios estão um LEÃO de CANNES – o troféu do mais importante festival de publicidade do mundo, pelo comercial “ABERTURA ALVIVERDE”, criado para eleições no PALMEIRAS. Recentemente, morava em SERRA NEGRA e mantinha o site PENÚLTIMAS, com notícias de publicidade. 

Faleceu UBIRAJARA OHL DE SOUZA, aos 66 anos. Adorava música – da clássica ao blues. Em sua coleção armazenava 500 CDs. O gosto surgiu quando ainda pequeno, por influência da família italiana, que tinha vários músicos. Outro de seus hobbies era o trabalho manual – marcenaria e marchetaria. Talhava caixas, porta-jóias e materiais para escritório. Mas não vendia, apenas presenteava amigos e parentes.
A profissão nada teve a ver com os gostos pessoais – era bancário. Começou na carreira ainda adolescente, obrigado pelo pai, quando repetiu de ano na escola. Já trabalhava na época em que cursou Economia. Mais tarde, sempre interessado em política, entrou na faculdade de Sociologia.

Morreu, aos 97 anos, ÁUREA MUSA. Depois que se formou na escola normal, prestou concurso para professora do Estado, mas não esperava ser escolhida para lecionar para alunos da turma de alfabetização. Tinha receio de como controlaria crianças de 6 e 7 anos – achava que a única saída seria ser rígida, o que, na sua visão, não seria produtivo.
Para tentar uma alternativa, criou um método próprio de alfabetização. Preenchia a lousa com figuras – que ela mesma desenhava. A abelha era associada à letra “a”, o barrigudo ao “b” e assim por diante. O grau de dificuldade aumentava, mas tudo era feito em tom de brincadeira e as crianças não notavam. Ainda deu aulas para adultos e estrangeiros.   

O governo do IRÃ indicou hoje disposição em aceitar a oferta feita pelo presidente brasileiro LUA, que no sábado disse que o BRASIL poderia receber a iraniana SAKINEH MOHAMMADI ASHTIANI, condenada à morte por apedrejamento.
De acordo com SAJAD, filho de SAKINEH, funcionários do governo lhe telefonaram momentos depois de LULA fazer as declarações, afirmando que o caso de sua mãe seria resolvido ainda esta semana. “Acho que o IRÃ não pode ignorar o BRASIL como fez com outros países”, disse SAJAD, em referência aos diversos apelos feitos pela comunidade internacional pedino o perdão de SAKINEH.
Já o establishment conservador do IRÃ parece ter reagido friamente ao apelo de LULA. Isso poderá criar uma distensão entre IRÃ e BRASIL.

Na madrugada de 2 de agosto de 1990, as tropas de SADDAM HUSSEIM invadiram o KUWAIT, pequeno emirado na fronteira com o IRAQUE. A família real kuwaitiana – praticamente dona do país e do petróleo – fugiu para a ARÁBIA SAUDITA. O território invadido era pequeno, mas o efeito global foi grande: a ação do IRAQUE preocupou todo o Ocidente, que sempre dependeu do petróleo para suas atividades básicas.
Horas antes da invasão, haviam fracassado as negociações entre os dois países sobre o pagamento exigido pelo governo iraquiano como compensação pelo petróleo que teria sido roubado. O ataque das forças iraquianas foi fulminante e, em pouco tempo, a capital kuwaitiana estava tomada.
A ONU deu prazo até o dia 15 de janeiro do ano seguinte para a retirada das tropas iraquianas do KUWAIT. Diante da resistência de SADDAM, as tropas aliadas, lideradas pelos EUA, lançaram em 17 de janeiro o impressionante espetáculo da primeira guerra transmitida ao vivo pela televisão para o mundo. Tinha início a GUERRA DO GOLFO.      

O numero de mortos causados pelas fortes chuvas que vêm castigando o PAQUISTÃO há mais de uma semana ultrapassou hoje a marca de 1.100. Equipes de resgate trabalhavam para tentar salvar mais de 27 mil pessoas isoladas pelas enchentes, enquanto funcionários do governo alertavam para o risco de epidemias por causa das precárias condições das áreas afetadas, no noroeste paquistanês.

2 011      :       -      TERÇA-FEIRA
Manhã confusa. Não estou atinando bem com as coisas. A mente não quer funcionar direito. Tenho um momento difícil. Somente aos poucos é que as coisas vão “engrenando”. Procuro primeiramente atualizar o dia 2 de agosto. A leitura de jornais fica um pouco prejudicada.
Na Sociedade assino os ofícios de outorga das condecorações que serão entregues pelo Núcleo de SÃO MIGUEL no dia 25 de agosto, na Igreja TABERNÁCULO BRASIL PARA CRISTO, na revista geral do 29º BPMM. Essa revista está marcada para 9 horas. O Núcleo de GUARULHOS desenvolverá também uma solenidade na mesma data “DIA DO SOLDADO”, mas o horário será  às 15 horas. O CORONEL PM MENDES está na Sociedade e comenta a realização das comemorações pelos 90 anos do Grande Oriente do Brasil. GINO faz uma ligação telefônica para o MENDES e conta que deverá ser submetido durante 25 dias à radioterapia na região lesada da bexiga, no hospital A.C. CAMARGO. O MENDES fica de ir visitá-lo nesta tarde, após passar pelo Comando Sudeste, onde haverá uma nova reunião sobre o 7 de Setembro. O PIRES, Comandante do Exército Constitucionalista, também estará presente nessa reunião.     
Almoço rapidamente com os integrantes do MMDS a fim de ir à Associação Comercial. O Conselho Cívico e Cultural, coordenado pelo GIANNOCCARO e secretariado pela FRANCES DE AZEVEDO faz uma das suas melhores reuniões neste ano. Estão conosco: MARIA CECÍLIA NACLERIO HOMEM, EDIMARA DE LIMA, VIVIANO FERRANTINI, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, MAJOR PM PÍCOLI, REZENDE, ELOY, HELIODORO, MARCELO, CORDEIRO, PASCHOAL, NAPOLEÃO DE ABREU, VALDIR ABDALLAH, OG POZZOLI, GIAMBATISTA DI SERRA, OSMAR.
Discute-se a Parada Cívico Militar do 7 de setembro. OSMAR fala sobre o “AUTO DA INDEPENDÊNCIA”, que deverá acontecer no dia 4 de setembro. GIANNOCCARO quer trazer ao Conselho um professor da FAAP para falar sobre o cinema nacional. Os membros do conselho acham melhor que essa palestra seja feita no auditório da Associação Comercial.
O coordenador lê uma matéria publicada no jornal O ESTADO, em seu FÓRUM DOS LEITORES, de 23 de julho. JÚLIO CERQUEIRA CÉSAR comenta o estado precário em que se encontram as cinzas dos heróis no Monumento Mausoléu e critica o governo em desperdiçar uma alta soma de dinheiro para a construção do ITAQUERÃO e não liberar a verba necessária para o restauro do Monumento. Os gastos públicos com a COPA DE 2014 são comentados por ESCOBAR.
GIANNOCCARO faz menção à reportagem sobre ADA ROGATO. Várias pessoas falam sobre essa aviadora que tantas glórias trouxe para o BRASIL. O MAJOR PICOLI esteve numa viagem com ADA ROGATO, bem como o ESCOBAR que conviveu com ela em caráter familiar.
EDIMARA DE LIMA tece comentários sobre a importância do herói na formação do jovem. Sugere que uma pequena coletânea de biografias seja feita pelo Conselho e distribuído às escolas.
HELIODORO faz um pronunciamento feliz, enaltecendo os quase 10 anos de trabalhos do Conselho e sugere para 2012 grandes eventos, juntamente com os 80 anos da Revolução Constitucionalista.
VALDIR ABDALLAH fala de sua luta pela conquista dos 22 mil metros quadrados no IPIRANGA, uma área que estava sendo disputada pela ASFISA, que iria construir torres de prédios de apartamentos no local.
GIANNOCCARO fala sobre a idéia do monumento do soldado constitucionalista que seria construído à entrada do TÚNEL 9 DE JULHO. Outros assuntos são discutidos nesta reunião, como o artigo de MARIA CECÍLIA sobre as importações de países como a CHINA, CORÉIA, em detrimento dos produtos que são confeccionados no BRASIL. ESCOBAR tece comentário inflamado sobre a venda de bandeiras brasileiras, de péssima qualidade, que estão sendo mandadas para nós pela CHINA.
Passam das 17 horas quando deixamos a Associação Comercial.

ATA DA 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - ACSP, GESTÃO MARÇO DE 2011 / MARÇO DE 2013, REALIZADA EM 02 DE AGOSTO DE 2011, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR (SALA TS 1-2-3) DO EDIFÍCIO-SEDE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, RUA BOA VISTA, 51.
Coordenador: Conselheiro Francisco Giannoccaro.
Secretária: Frances de Azevedo
Sob a presidência de Francisco Giannoccaro, realizou reunião supra referida, com a presença dos membros constantes da lista anexa. Justificadas as ausências de: Antonio Carlos Mendes, Dinael Wilson Milochi, Douglas Rodolfo Nascimento, Gaetano Brancati Luigi, Gino Struffaldi , Milton Fernandes, Miriam Ito Tanaka e Paulo José Boltnn Leite. Iniciada a reunião, colocada a ata de 19 de julho em votação, após as seguintes observações: Cemitério Recoleta e eventos de nove de Julho, às fls. 2. Após, foi aprovada. Informações da Secretaria: Recebido convite do MMDC - Sociedade Veteranos de 32 para reunião do COFAM, dia 20 deste mês, às 10 horas. Demais reuniões, sempre, no terceiro sábado de cada mês, mesmo horário, na sede Rua Anita Garibaldi, 25. Coordenador Francisco Giannoccaro: participa recebimento de artigo “Brasil, País dos Ingratos”, de Maria Cecília Naclério Homem, onde ressalta que nossos ídolos e heróis estão esquecidos; há menosprezo pela história, pelos heróis; os compositores estão desaparecendo de nosso dinheiro; troca de nomes de ruas, etc. Referido artigo será remetido aos membros deste Conselho, ficando aberto para considerações (observações) que poderão ser enviadas ao coordenador por e-mail. Igualmente, o artigo de Edimara de Lima referido na ata anterior, foi publicado. Que, doravante, quando um artigo for publicado será mencionado o nome do autor do texto, juntamente com o nome deste Conselho. Coordenador agradece a Osmar Garcia Stolagi pelas publicações recebidas: “Ipiranga: Roteiros Históricos e Culturais”, em três línguas. Que, os mastros de madeira para as escolas custam aproximadamente R$78,00 e que solicitará autorização à presidência da ACSP para que sejam doados juntamente com as Bandeiras para as escolas nos próximos eventos. Edimara Lima observa que seria melhor a panóplia, por ser mais fácil de ser transportada e comportar quatro bandeiras. Tal assunto voltará a ser discutido. Festividades de 7 de Setembro: estão se aproximando e, ainda, não há nada programado pela presidência da casa. A idéia é a de se fazer grande evento. Osmar Garcia Stolagi informa que na Distrital Ipiranga pretende-se realizar a encenação do “Auto da Independência”, no dia 4 de setembro. Tal encenação já foi feita anteriormente, levada que foi pelo filho de Guilherme Afif Domingos. Coordenador propõe trazer professor da FAAP, Máximo Barro, para palestra sobre o “Cinema Nacional”, eis que nosso Conselho, também, abrange a parte cultural. O professor é altamente qualificado. Pedro Paulo Trindade e Og Pozzoli propõem que se faça juntamente com a sessão plenária da casa, eis que as outras distritais participarão e, assim, teremos um público considerável para prestigiar tão ilustre palestrante. José Cordeiro Neto informa que haverá evento alusivo ao 7 de Setembro na Distrital Norte e que Eloy Gonçalves de Oliveira será o orador. Coordenador solicita à secretária Frances de Azevedo a leitura do artigo “Mausoléu do Ibirapuera”, publicado no dia 23 de Julho, onde o leitor Julio Cerqueira Cesar Neto relata a doação de recursos públicos para construção do Itaquerão em detrimento da esperada reforma (há mais de 15 anos) para que os restos mortais daqueles heróis da revolução de 32, possam, finalmente, descansar em paz lá no Mausoléu do Ibirapuera. Neste sentido, o coordenador Francisco Giannoccaro, lembra o caso do Clube Espéria, cuja área de comodato, está em situação semelhante, há anos, sem qualquer manifestação por parte do Ministério Público para construção de um estádio. Og Pozzoli pergunta: se demais clubes não terão o direito de ter o seu Itaquerão? Lauro Ribeiro Escobar acrescenta que o Ministério Público pode ser provocado para a propositura da ação competente. Quem se sentir prejudicado há de acicatar o Ministério Público. O Poder Público vive às nossas custas. O povo sequer foi consultado neste caso do Itaquerão. O Poder Público não tem agido de forma democrática. Coordenador: que quanto ao monumento do Soldado Constitucionalista, ainda não conversou sobre o Projeto com o Presidente. Que possui amigo que obterá recursos para tal Projeto. Cita o lançamento do Livro ”Nas Nuvens com Ada Rogato” no Diário do Comércio de 19 de Julho. Voto de louvor ao DC. Arlindo Pícoli relata história onde narra a sua emoção em voar com Ada Rogato. Og Pozzoli, que é de Natal, Rio Grande do Norte, relata que no Aeroclube teve o privilégio de participar de uma esquadrilha com Ada Rogato até Recife, onde foi prestada homenagem à ela. Lauro Ribeiro Escobar diz que a conheceu e teve o privilégio de sua companhia em sua casa. Era modesta e para os amigos abria o coração. Cruzou os Andes onze vezes num teco-teco que só tinha altímetro, velocímetro e 75 HP, por incrível que pareça! Tal feito, para a época foi excepcional por ser a primeira mulher a pilotar sozinha. Foi até o Círculo Polar Ártico, às três Américas, Selva Amazônica. Isto há mais de 60 anos. Mário Fonseca Ventura: possui artigo sobre Ada Rogato em seu blog. Que, na Sociedade Veteranos de 32 há muitos heróis; que o Jornal do MMDC, relata histórias dos mesmos. Que o jornal eletrônico da Sociedade é acessado em Portugal e Angola. Que os artigos publicados neste Jornal fará parte de um livro a ser lançado no ano que vem por ocasião das comemorações dos 80 anos da Revolução de 32; que escreve há mais de sessenta anos. Que na cidade de Cordeirópolis falou para cerca de 300 crianças. Que este trabalho há de ser feito junto aos jovens para solidificarmos nossa história. Edimara de Lima: que temos que oferecer heróis às crianças, caso contrário elas os procurarão em lugar que não vamos gostar, conforme citação de um escritor estrangeiro. Que tem biografias de grandes brasileiros para jovens entre 8 a 14 anos de idade. Os heróis são importantes na formação dos jovens. Que está fazendo um estudo neste sentido para os estudantes. Que seria interessante que estas biografias fossem entregues nas escolas com o Projeto das Bandeiras (Paulista e Nacional). Coordenador Francisco Giannoccaro analisará tal idéia. Maria Cecília Naclério Homem propõe que cada um escreva sobre uma biografia. Osmar Garcia Stolagi participa que houve a indexação de uma área de 26.000m² ao Parque da Independência, e que há projeto de preservação e utilização para a mesma. Espera que seja bem tratada. Og Pozzoli: Que a maior festividade de que se recorda no museu do Ipiranga, foi no governo de Paulo Maluf, com salva de tiros, etc. Depois disso, não se fez mais nada para eternização de nossa memória. Há um movimento sutil para esquecermos nossos heróis. Nos outros países eles inserem nas notas seus heróis. Aqui estamos colocando bichos. Maria Cecília Naclério Homem lembra que no ano que vem, além dos 80 anos da Revolução de 32, teremos a comemoração dos 190 anos de nossa Independência; vamos fazer resenha. Frances de Azevedo relata que ao analisar as poesias recebidas dos Projetos de Poesia Pela Paz e Projeto de Poesia Cívica, ficou entristecida, por constatar que os jovens estão escrevendo sobre a violência que grassa em nosso país. Temos que fazer algo, urgente! Lauro Ribeiro Escobar relata a confecção da Bandeira Nacional de nosso país, pela China, sem que haja a preocupação em seguir as regras básicas quanto ao tamanho, cor, disposição das estrelas, etc. E, naturalmente, vendida a preço baixo. Nosso governo não está tomando medida alguma. Nosso maior símbolo está sendo achincalhado por um país que não é o nosso e o nosso Governo Federal não faz nada! Temos que provocar o governo para dizer que não estamos de acordo! Heliodoro Pereira de Sá, diz de sua comoção em participar deste Conselho onde aprende tanto. Relata pesquisa que fez de nosso Conselho, criado em 2002. No ano que vem completaremos dez anos, juntamente com os 80 anos da Revolução de 32 e os 190 anos da Independência. O nosso Conselho realizou dois eventos importantes em 2002: Concurso de redação sobre a Revolução de 32 com apoio das escolas públicas e doação de bandeiras e CDs pelas quinze distritais nas Escolas Municipais e Estaduais, as quais foram emocionantes. Que nosso conselho Cívico/Cultural, nos seus objetivos de chamar a atenção das crianças e dos jovens para os eventos da história brasileira nos orgulha!Que nosso Conselho se uniu aos IHGGSP, ao MMDC, CIEE e demais entidades, fortalecendo e promovendo o civismo. Após tal relato, Og Pozzoli e Frances de Azevedo parabenizam Heliodoro pelo relato. Og Pozzoli acrescenta que Anésia Machado é outra grande aviadora. Que está sendo escrito um livro sobre o avião Jahú, que teve a honra de prefaciá-lo. Quanto ao descalabro com a nossa história, lembra Castro Alves e seus versos do poema  O Navio Negreiro, última estrofe: Mas é infâmia demais ... Da etérea plaga/Levantai-vos heróis do Novo Mundo.../Andrada! Arranca este pendão dos ares!/ Colombo, fecha a porta de teus mares! (escrito em 18 de Abril/1868). Coordenador Francisco Giannoccaro: que nosso trabalho é a bem de nosso país. A emoção nos acompanha. Aprendemos muito. Cada um se dedica de alguma forma. Maria Cecília publicou artigo no dia 27 de julho, no Estadão, sob o título: Importação da China, onde discorre sobre a entrada de produtos chineses no Brasil, que passam como fabricados no Uruguai, Paraguai e Argentina, mediante certificado de origem falsificado pelos próprios chineses e suas nefastas consequências em nossa economia. O artigo será enviado para os membros do Conselho. Valdir Abdallah: Quanto à área que foi indexada ao Museu, não podemos nos calar quanto ao Projeto medíocre que foi apresentado. Arlindo de Souza Pícoli: que foi discutida na última reunião da Distrital Norte, sobre a mudança de nomes de ruas, como a Rua Alfredo Pujol que acabou ficando com outro nome no primeiro quarteirão. Incrível. Marcelo Cypriano Motta: Que Heliodoro nos traz artigo do Estadão sobre a parada gay. Vemos que os números vêm aumentando e ninguém toma providências. Quanto ao Itaquerão temos que nos movimentar, o Ministério Público e a direção desta casa. Coordenador: Quanto ao Itaquerão vamos estudar. Para tomarmos uma decisão, há que analisar detalhadamente. Quanto aos heróis, solicito à Edimara de Lima preparar trabalho e me entregar. Quanto ao Desfile de 7 de Setembro, temos que lutar para que seja realizado na Av. D. Pedro I. (Lauro Escobar: Não devemos nos olvidar que o Museu foi doado ao governo federal). Guilherme Napoleão de Abreu: Como Santo Amaro agrega vários outros bairros: sugere aumentar o números de escolas para que recebam as bandeiras. Coordenador analisará. Nada mais sendo dito, a presente reunião foi encerrada. Assina esta ata o Coordenador Francisco Giannoccaro e a Secretária Frances de Azevedo.
Francisco Giannoccaro                                                     Frances de Azevedo
         Coordenador                                                                     Secretária

O Ministério da Justiça recebeu na noite desta segunda (1º) ofício da ministra Ellen Gracie com pedido de aposentadoria do Supremo Tribunal Federal.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ao G1 nesta terça-feira que despachou o pedido para a Presidência da República e confirmou a data de saída de Ellen Gracie para a próxima segunda (8).
Com a oficialização do pedido, a presidente Dilma Rousseff indicará um novo integrante para o Supremo Tribunal Federal, em substituição a Ellen Gracie. Segundo o blog de Cristiana Lôbo, são cotados um homem e três mulheres (Teori Zavascki, Sylvia Steiner, Elizabeth Rocha e Nancy Andrighi), mas a presidente teria preferência por uma mulher.
Ellen Gracie tem 63 anos – a aposentadoria compulsória para ministros do Supremo é aos 70 anos. Ela ainda teria a aspiração de ocupar uma vaga numa corte internacional.
O tribunal retomou atividades na segunda (1º), e grande parte dos processos em pauta nesta primeira semana após a volta do recesso são relatados pela ministra.
Ellen Gracie foi a primeira mulher a integrar o Supremo Tribunal Federal, nomeada em 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Entre 2006 e 2007, ela presidiu o tribunal.

MENSAGEM PARA REDE DE COMANDO
LEIAM AMIGOS. AQUI A VERDADE. MENTIR NAS FORÇAS ARMADAS É CADEIA.
REPASSEM. NO EXÉRCITO NÃO SE MENTE.
A propósito da matéria publicada na edição de 31 JUL 11, do jornal Folha de São Paulo, sob o título "Comandante do Exército vira alvo de investigação", de autoria do jornalista Marco Antônio Martins, o Centro de Comunicação Social do Exército informa o seguinte:
A matéria publicada está fundamentada em fatos que já foram objeto de investigação no âmbito do Exército, desde o início de 2010, por iniciativa da própria Força, por meio de Inquérito Policial Militar, que resultou na denúncia, pelo MPM, de militares e civis, em processo em curso na Justiça Militar.
Acresce registrar que o Comando do Exército não foi informado sobre investigação, no âmbito da Procuradoria-Geral da Justiça Militar, a respeito da atuação dos dirigentes máximos do Departamento de Engenharia e Construção do Exército (DEC), no período de 2004 a 2009.
Por fim, vale ressaltar que o Exército Brasileiro conduz suas ações com lisura e transparência, respeitando os princípios da ética militar. A Força não admite conduta irregular de qualquer de seus integrantes e, tradicionalmente, coopera com os esforços da Justiça Militar e do Ministério Público Militar, no sentido de apurar com o rigor necessário, qualquer indício de irregularidade que possa ter sido praticada em seu meio.
Atenciosamente,
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
AQUI ENCONTRA-SE A VERDADE. O EXÉRCITO NÃO MENTE. SE AFIRMOU QUE JÁ TINHA APURADO, APUROU.
NAS FORÇAS ARMADAS TUDO É FEITO DENTRO DOS REGULAMENTOS. SE HÁ ERROS SERÃO APURADOS E PUNIDOS.
O GRUPO GUARARAPES ENCONTRA-SE AO LADO DOS COMPANHEIROS QUE FORAM ATACADOS EM SUAS HONRAS.
Fala-se nos jornais que a acusação é de inspeção de 2004 até 2010. 7 anos e que o possível desvio é de onze milhões de reais. Sabe quanto seria isto:$1.571.428,00/ ano.
O EXMO SR COMANDANTE DO EXÉRCITO JÁ DISSE QUE TUDO JÁ FOI APURADO EM IPM. SE ELE DISSE É A VERDADE.
APURE-SE. AS FORÇAS ARMADAS NÃO SE MISTURAM E NEM TEM LADRÕES DE BILHÕES NEM DE DEZ RÉIS
GRUPO GUARARAPES
Doc.nº8 - 2011

Materia publicada no site www.averdadesufocada.com em 02/08/2011
02/08 - Só vendo para crer...
02 de agosto de 2011
Faxina geral na Esplanada
Gil Castello Branco - O Globo - 02/08/2011
A julgar pelas denúncias do fim de semana, envolvendo os ministérios das Cidades e da Agricultura, a Agência Nacional do Petróleo, a Fundação Nacional de Saúde, o Banco do Nordeste e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, a faxina iniciada pela presidente da República deverá estender-se à casa inteira, e não apenas a um dos seus cômodos.
 
02/08 - Oposição quer depoimento de 5 ministros
02 de agosto de 2011
Oposição planeja convocar cinco ministros para depor no Congresso
Adriana Vasconcelos, Cristiane Jungblut e Isabel Braga - O Globo - 02/08/2011
E também pretende fazer superaudiência pública com órgãos de controle
BRASÍLIA. Como já era previsto, o governo não terá vida fácil neste segundo semestre legislativo.(...)
 
02/08 - Corda esticada
02 de agosto de 2011
Volta com a corda esticada
Denise Rothenburg e Paulo de Tarso Lyra - Correio Braziliense - 02/08/2011
No reinício dos trabalhos legislativos, Executivo se esforça para conseguir reagrupar base insatisfeita
A menos de um ano no cargo, a presidente Dilma Rousseff enfrenta esta semana o que os parlamentares classificam como um recomeço de uma sessão legislativa tão tenso quanto foi o do período do mensalão petista, em 2005.
 
02 de agosto de 2011
 VALE A PENA VER DE NOVO - 02/08/2011
Recentemente abriram-se alguns dos arquivos da União Soviética, e um documentário foi elaborado.
Aqueles que ainda não o assistiram, agora é a hora. 
As canalhices de Stalin foram muito mais do que aquelas que o mundo conhecia. 
 
02/08 - Psicopata norueguês
02 de agosto de 2011
O TERNUMA www.ternuma.com.br apoia incondicionalmente o Cel Carlos Alberto Brilhante Ustra e apresenta o total repúdio de seus membros a todas as ações da revanchista esquerda brasileira, na tentativa de mudar a recente história do Brasil.
"PSICOPATA NORUEGUÊS"
O psicopata norueguês que buscou objetivos para seu desequilíbrio mental no ideário de um partido político tem o mesmo perfil dos que, há 45 anos, iniciaram a manifestação da sua psicopatia colocando uma bomba no Aeroporto dos Guararapes, no Recife, e que, daí para diante, passaram a infernizar a vida dos cidadãos brasileiros de bem, com atentados, seqüestros, roubos, assassinatos, justiçamentos e outras tantas manifestações de seu desequilíbrio.(...)
         
 A PORTUGUESA mostrou que a sua fase na Série B é mesmo ótima. Hoje, no CANINDÉ, a LUSA bateu o CRICIÚMA por 2 a 0 e ampliou a sua vantagem na liderança da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.  O BRAGANTINO também venceu na abertura da rodada. Bateu, sem problemas, em casa, o lanterna DUQUE DE CAXIAS por 3 a 0. Em CAMPINAS, o GUARANI venceu o SÃO CAETANO com gol no final do jogo. FERNANDÃO fez 1 a 0 para o BUGRE.

Bicampeão brasileiro e campeão paulista de motocross, o piloto RODRIGO RODRIGUES, de 19 anos, está internado, em estado grave, no Hospital de Base, de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Ele sofreu traumatismo craniano ao cair na última volta da prova da CIDADE DA CRIANÇA, na tarde do domingo.

A Polícia Civil de MARÍLIA vai abrir inquérito para apurar a morte de um lutador de tae hwon do, de 20 anos, durante treinamento numa academia da cidade. MURILO PENITENTE fazia exercícios quando teria caído no tatame sem causa aparente.

Uma adolescente de 14 anos viu o pai, OSVALDO SANTOS PEREIRA, ser morto a tiros pelas costas, ontem à noite. O atirador, um jovem aparentando 18 anos, entrou no bar do comerciante, na LAPA, na zona oeste, e exigiu o notebook e o celular da vítima. O dono do estabelecimento tentou correr, mas acabou baleado. O criminoso fugiu. OSVALDO, de 40 anos, foi a primeira vítima de latrocínio no bairro este ano. O assaltante invadiu o bar, na Avenida RICARDO MEDINA FILHO, por volta das 21 horas. Havia apenas um cliente. Armado, o rapaz, que segundo testemunhas vestia uma camiseta do PALMEIRAS, abordou a garota. Ela utilizava um notebook perto da porta. Além do computador, o ladrão recolheu um radiocomunicador NEXTEL de PEREIRA. O comerciante teria notado que o assaltante havia se distraído e, segundo a polícia, correu em direção ao corredor ao lado do bar – a casa dele fica nos fundos do mesmo terreno. O ladrão reagiu e atirou quatro vezes. Ferido, o comerciante caiu. O assaltante escapou, levando o notebook e o rádio. Policiais militares chegaram ao bar pouco depois e levaram o comerciante ao Hospital Municipal da LAPA, mas ele não resistiu aos ferimentos. A filha de PEREIRA entrou em estado de choque após o crime.  O comerciante foi enterrado no fim da tarde de hoje em ITAPEVI.

Os pais de FLÁVIA ANAY DE LIMA, de 16 anos, afirmaram hoje que o namorado dela, o jogador da PORTUGUESA, RAFAEL SILVA, de 20 anos, já havia agredido a estudante, que apareceu com hematomas. Os dois dizem não acreditar na hipótese de suicídio da filha. FLAVIA morreu na madrugada de domingo ao cair do apartamento no 15º andar do prédio onde morava com o jogador, na VILA CARRÃO. A dona de casa LUARA ADRIANA DE LIMA, de 38 anos, e o marido, o empreiteiro FRANCISCO CARLOS LIMA, de 42 anos, dizem que a filha reclamava que o jogador bebia muito. Contam ainda que o casal chegou a passar por dificuldades financeiras. O caso havia sido registrado inicialmente como suicídio, mas a delegada seccional ELISABETE SATO assumiu os trabalhos e abriu inquérito de morte suspeita.    

Por pouco um patrimônio histórico de SÃO MIGUEL PAULISTA não foi destruído ontem à noite. Por volta das 23:30 horas, um ônibus perdeu a direção na curva da Praça PADRE ALEIXO MONTEIRO MAFRA, destruiu o poste de iluminação e bateu na Capela de SÃO MIGUEL ARCANJO, a mais antiga da cidade, cuja restauração foi recém-inaugurada. Segundo moradores, as proteções de concreto impediram um impacto maior, que poderia comprometer a construção, mas não evitaram que a parede externa fosse danificada. Conforme a CET e o Corpo de Bombeiros não houve feridos no acidente.

MARISTELA, uma das mais importantes produtoras brasileiras de cinema, teve a sua importância histórica ofuscada pelo glamour da VERA CRUZ. Ambas estabeleceram no país um padrão de fazer filmes nos moldes de HOLLYWOOD na década de 1950. A partir de amanhã, o Centro Cultural BANCO DO BRASIL inicia uma mostra preciosa para interessados em conhecer a produção da empresa. A “RETROSPECTIVA MARISTELA” reúne 16 filmes, inclusive a primeira produção nacional do famoso diretor ALBERTO CAVALCANTI, “SIMÃO, O CAOLHO” (1952), após consagrada carreira na EUROPA. O melhor é que a maioria dos filmes será exibida em película 35 mm e alguns em cópias novas – como é o caso do drama “ARARA VERMELHA” (1957), de TOM PAYNE, com ANSELMO DUARTE e ODETE LARA. A lista inclui ainda “PRESENÇA DE ANITA”, de RUGGERO JACOBI (1950). O evento vai até o dia 14.

A atriz VERA FISCHER, de 59 anos, que está internada desde 26 de julho em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos na BARRA DA TIJUCA, na zona oeste do RIO, tem distribuído autógrafos entre os pacientes da unidade. A atriz quis ser internada para se tratar de depressão. Segundo informações, ela tem se mostrado alegre e comunicativa. A previsão é de que ela tenha alta dentro de quinze dias.

No primeiro discurso no Senado 27 dias após deixar o Ministério dos Transportes sob denúncias de irregularidades, o senador ALFREDO NASCIMENTO criticou a faxina promovida pelo governo na pasta comandada pelo PR, seu partido. Ele disse que o PR “não é lixo” e que “carrega as qualidades e alguns dos defeitos de todos os outros partidos”. NASCIMENTO lamentou a falta de apoio da presidente DILMA ROUSSEFF para ficar no cargo, acusou o Planalto de ter feito “julgamento sumário” e fez insinuações sobre o uso da máquina para elegê-la – citou o “descontrole no orçamento do PAC”. O senador BLAIRO MAGGI comunicou a decisão do partido de deixar o bloco governista no Senado. Dirigentes da sigla anunciaram que, agora, o PR é “independente”. DILMA propôs à oposição que ministros envolvidos em denúncias prestem esclarecimentos à Casa sem precisar de convocação.

Um monomotor prefixo C98A GRAND CARAVAN caiu por volta das 13:10 horas na serra catarinense, causando a morte de oito pessoas. A aeronave pertencia ao 5º Esquadrão de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB). A queda aconteceu no município de BOM JARDIM DA SERRA e, segundo informações preliminares, foi provocada pelos fortes ventos que atingem SANTA CATARINA, principalmente a região serrana. Segundo nota oficial da FAB, cerca de uma hora depois do acidente, a aeronave havia partido de CANOAS (RS), com destino ao RIO. Estavam a bordo o MAJOR ANTÔNIO CARLOS SOUZA DA SILVA, os TENENTES SAMIR DE BARROS FARIAS, ARTHUR RICARDO CARNEIRO DA SILVA JÚNIOR e ANDRÉ DIAS ALVES, o suboficial MARCELO ANDRÉ RHODEN, o Segundo-Sargento HELENILTON DE SOUZA SCHAFER e o Terceiro-Sargento do Exercito JARBAS BARBOSA MENDES, além de uma passageira identificada como GRACY QUELLE NUNES DE OLIVEIRA. A queda foi em uma área rural a dois quilômetros da Rodovia SC-438, na FAZENDA PELOTAS, próximo da POUSADA SANTA RITA, entre SÃO JOAQUIM e BOM JARDIM DA SERRA.

Por mais de 30 anos, o economista ARTHUR PINTO RIBEIRO CANDAL foi assessor especial de assuntos econômicos da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) e representante brasileiro em congressos internacionais da área. Adorava devorar livros e sua estante vivia repleta de lançamentos editoriais no setor de economia. Trabalhou também no IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e no Ministério da Indústria e Comércio durante o governo MÉDICI (1969-1974). Divorciado e sem filhos, dedicava a vida ao trabalho e à leitura. Nasceu em 1935 e passou boa parte dos anos no RIO. Faleceu aos 76 anos, de infarto. 

Se alguém estivesse em CAMPINA GRANDE, na PARAÍBA, e precisasse fazer uma chave ou consertar uma panela era quase sempre indicado para ir ao quiosque de SILVESTRE BARBOSA DA SILVA, mais conhecido como o GALEGO DAS CHAVES. Durante 40 anos, foi a referência na cidade no ramo. Apesar de ter estudado muito pouco (era semianalfabeto), fazia questão de ler pelo menos dois jornais por dia. Tinha forte apego aos valores morais. Morar junto, só depois do casamento, costumava dizer para as filhas. Era devoto de NOSSA SENHORA DO DESTERRO. Morreu vítima de um enfisema pulmonar, aos 83 anos. Deixa mulher e quatro filhos.

Faleceu em ROMA, quando passava férias com a família, LUÍS RICARDO NASR. Sofreu ruptura da aorta. Talento, inteligência e bom humor. Essas eram as características marcantes do publicitário LUÍS RICARDO, o NENÊ. Segundo parentes e amigos. Paulistano da gema, passou boa parte da juventude no bairro da ACLIMAÇÃO, zona sul da capital. Viveu no BRASIL até os 24 anos e fez parte do time de basquete do CLUBE PAULISTANO. Depois de se formar em administração, foi para os ESTADOS UNIDOS fazer mestrado em artes e publicidade. Começou então a traçar os primeiros passos em uma carreira eu se tornaria promissora no meio executivo e publicitário. Dirigiu agências e corporações internacionais, entre elas a SEIKO, nos ESTADOS UNIDOS. Ganhou diversos prêmios, incluindo um CLIO, considerado um dos mais importantes da propaganda mundial. Quando as Faculdades OBJETIVO se tornaram UNIP (UNIVERSIDADE PAULISTA), NENÊ ministrou diversas palestras para os alunos iniciantes. Ele apresentava filmes publicitários dos quatro cantos do planeta e as sessões eram muito concorridas. . Ninguém queria perder. Depois de muito tempo nos ESTADOS UNIDOS, resolveu mudar de ares e se instalou no EQUADOR. Seu principal hobby era a pintura. Fazia o estilo moderno e chegou a realizar exposições no Brasil e no exterior. Deixa mulher, uma filha e um enteado. Seu corpo chegará a São Paulo no domingo e será levado até o FUNERAL HOME. De lá será levado ao Crematório de VILA ALPINA.    

Para mostrar que é atuante, o prefeito de VILNIUS, na LITUÂNIA, fez justiça sozinho. Segundo a agência “15 MIN”, ARTURAS ZUOKAS viu uma MERCEDES estacionada em uma ciclovia e resolveu esmagar o carro do infrator com um veículo de guerra. Como lição, ARTURAS filmou a punição, que virou sucesso na Internet.

O Presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, assinou hoje o acordo bipartidário que permite a elevação do teto da dívida do país, afastando o fantasma de uma moratória sem precedentes na história do país. A medida permite que o Tesouro aumente imediatamente, em 400 bilhões de dólares, o teto do endividamento do país, hoje de 14,3 trilhões de dólares. A preocupação agora passa a ser a avaliação das agências de risco, que ameaçam rebaixar a nota do país. A FITCH RATINGS já divulgou comunicado informando que a aprovação do aumento do endividamento torna o risco de uma moratória “extremamente baixo” e está de acordo com o rating AAA, grau máximo de avaliação do crédito soberano, atualmente conferido aos títulos de dívidas do país. Mas a agência também alertou para os riscos gerados pela dívida correspondente a mais de 100% do PIB (Produto Interno Bruto) e afirmou que a nota dos EUA será revisada até o fim do mês. A FITCH destacou que esse nível de endividamento não é condizente com um rating AAA no médio prazo, o que deixa em aberto a possibilidade de mudança. O acordo passou no Senado horas antes de os EUA ficarem sem caixa para honrar seus compromissos. Se o limite não fosse elevado, os EUA teriam de dar um calote.
O aumento do limite de endividamento do governo dos EUA é positivo para o BRASIL e demais países, já que evita o pior cenário que teríamos com um calote americano que derrubaria a economia mundial. Mas as condições de aprovação do pacote, com grande corte de gastos, vão fazer com que a economia americana cresça pouco. Como há a crise na EUROPA, o BRASIL terá de conviver com um cenário externo desfavorável. Isso não afeta o crescimento da nossa economia em 2011, mas poderá ter efeitos no futuro.   

2 012    :     -    QUINTA-FEIRA
Sete anos depois de o país tomar conhecimento do escândalo do mensalão, os 38 réus envolvidos no esquema de pagamentos regulares à base aliada durante o primeiro mandato do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA para votar projetos de interesse do governo vão finalmente ser julgados pelo STF. A mais alta Corte da Justiça brasileira começa hoje a analisar as acusações que pesam sobre os envolvidos em um clima de expectativa e apreensão que deve se prolongar por semanas. Ministros da Corte já disseram publicamente da pressão que envolve o julgamento. Em 2007, RICARDO LEWANDOWSKI chegou a declarar, à época em que a denúncia foi aceita, que o Supremo trabalhou “com a faca no pescoço”. Nas mais de 50 mil páginas do processo que servirá de base para o julgamento, com inquirição de cerca de 600 testemunhas, estão mapeados a movimentação de pelo menos R$101,6 milhões no chamado valerioduto, o esquema de captação de recursos e pagamentos criado pelo publicitário MARCOS VALERIO, de acordo com o Ministério Público Federal, mas a movimentação de dinheiro chegou a R$141 milhões.
Segundo os procuradores, tal esquema era comandado pelo então ministro da Casa Civil do governo LULA, JOSÉ DIRCEU. Ele nega qualquer envolvimento no escândalo e descarta até mesmo a existência do mensalão. Tanto DIRCEU como os demais acusados encamparam para defesa a tese de que o valeriduto era apenas um esquema de caixa dois, criado para bancar contas de campanhas eleitorais. O objetivo é fazer crer que tudo não passou de crime culposo, rejeitando qualquer acusação de corrupção política. Dados incluídos no processo mostram a movimentação de altos valores, inclusive com uso de dinheiro público, originário do fundo VISANET, do BANCO DO BRASIL. A maior parte dos recursos do mensalão (R$88,695 milhões) passou pelas contas bancárias das empresas de MARCOS VALÉRIO, acusado de ser o principal operador da quadrilha. Além de VALERIO e DIRCEU, também figuram nessa lista os petistas DELÚBIO SOARES e JOSÉ GENOINO. Caberá, agora, aos 11 ministros a palavra final.  

PAULO CÉSAR ainda não se firmou no comércio com o caminhão adquirido há mais de quatro meses. Com isso começam a se avolumar dívidas. Hoje, por exemplo, sou obrigado a adiantar 1.200 reais para pagamento de um carnê. JOÃO GOMES ajuda-o no que pode, mas seus vencimentos mensais somente serão depositados na sua conta na próxima semana.
Mantenho uma manhã atarefada no computador. BIAJONE manda-me uma mensagem que transporto para meu blog. Trata-se de um cript de 10 de julho, no cemitério de ITAPETININGA.
CARISSIMOS AMIGOS
Segue para vossa apreciação link do YOUTUBE dos discursos das autoridades por ocasião da inauguração do monumento aos Heróis Itapetininganos de 1932 e 1945.
http://www.youtube.com/watch?v=CCq0zKBnYlY&feature=plcp
Este discurso foi replicado para o nosso canal do YOUTUBE recem inagurado e que contem todos os demais videos das atividades de nosso Núcleo MMDC de Itapetininga
http://www.youtube.com/user/mmdcitapetininga?feature=results_main
Atenciosamente e grato,
prof. Jefferson Biajone
Núcleo de Correspondência Paulistas de Itapetininga! As Armas!!
http://mmdc.itapetininga.com.br/

CARISSIMO CEL VENTURA

Assisti a pouco vosso emocionado discurso no cemitério de ITAPETININGA e muitíssimo feliz fiquei que nosso trabalho tenha tido vosso reconhecimento e o de nossa SOCIEDADE.
Muito me entristeceu, porém, saber que pessoas que estão a querer MEDALHAS nem ANUIDADES estão pagando.
Por favor solicite a MARINEI que me envie a lista dos presidentes de NC que não estão pagando suas anuidades e me autorize a entrar em contato com todos eliminando de toda e qualquer listagem de medalha que eu tenha proposto (MERITO E DEDICACAO) ou venha propor (medalhas da SOCIEDADE) que não estão com a sua anuidade em dia o que inclusive os incapacita de ser presidente de NC, o que de imediato tornarei sem efeito e removerei o nome do portal e do BLOG até a situação estar REGULARIZADA.
Atenciosamente e grato
BIAJONE
Agosto 2, 2012
MARQUEZINI responde-me a uma mensagem encaminhada ontem, onde solicita uma data para a realização de uma cerimônia de entrega de medalhas em ITAPIRA: 
João Paulo Marquezini Machado marquezini.jp@gmail.com
Então, estamos querendo fazer a entrega aqui em Itapira mesmo, se possível. No dia 24/10/2012 (quarta-feira), aniversario de 192 anos de Itapira, às 15h. Queremos a presença do senhor e do secretario de medalhas, e se possível o Markus e da Camila. Vamos levantar os fundos necessários para a viagem de vocês e/ou condução. Agora, as coisas começaram a ficar mais fáceis aqui com a colaboração do Cap PM Peixoto (novo na cidade, que comando a cia da PM aqui - ele até queria que nossa sede fosse na cia, mas o Cel. de M.Guaçu não autorizou) e do Walter Ricciluca (presidente do Circolo Italo Brasiliano (um senhor muito bem visto pela sociedade italiana em geral e seu nome tem muito peso em quase tudo por aqui - queria muito que vocês se conhecessem). Além do empresário e candidato a prefeito (com muitas chances de vencer) o sr. Paganini, você se conheceram em sua passagem por aqui no começo do ano.  Esses são alguns nome que queremos indicar para a condecoração, com exceção do Paganini para não nos envolvermos diretamente com a política.
Esses moldes estão de acordo?
Mario Ventura
CARO JOÃO PAULO
Vamos então fixar a data de 24 de outubro. Não se esqueça que os currículos deverão chegar, o mais tardar, até 24 de setembro.
Na Sociedade a MARINEI vai fazer um levantamento dos núcleos do interior, pois há presidentes nomeados que estão em débito para conosco, manda esse levantamento para o BIAJONE, que fica encarregado de repassar para os núcleos do interior.
AMADO RÚBIO e CACHIOLI vêm nos visitar nesta tarde. AMADO levou o convite para os ARAUTOS DO EVANGELHO, convidando-os para a reunião da COFAM no dia 18 de agosto. A GLOBO manda-me um cript do”BOM DIA BRASIL”, de 9 de julho. São apenas seis minutos de gravação. Conversamos via fone com o CAPITÃO PM ANISIO DOS SANTOS sobre as entregas de medalhas em 18 de agosto. A próxima reunião da COFAM acontecerá no terceiro sábado do mês e o roteiro estará a cargo do TENENTE PM NATANAEL, visto ter entrega de medalhas. 
Almoço com MARIO MARGARIDO. Fala sobre a OPERAÇÃO OSÓRIO, agora sob o comando do CRISTIANO desde 31 de julho. A supervisão desse plano é do COLOMBO, que estará vistoriando, periodicamente, o local. 

CARISSIMO Cmt G de nossa Sociedade CEL VENTURA
Eis o relatório que recebi de meu scmt EGYDIO da organização NC.
Please leia atentamente para ver como esta a situação em alguns dos recem fundados NC. Estamos trabalhando e apertando gargantas onde for necessário. MAS ainda preciso daquela listagem dos devedores de NC please para poder atuar de forma incisiva e definitiva.
Enorme abraço
BIAJONE
Agosto 2, 2012
Em qui, 2/8/12, EGYDIO JOAO TISIANI escreveu:
De: EGYDIO JOAO TISIANI
Assunto: Re: AOS PRESIDENTES DE NC DE NOSSA SOCIEDADE DE 32
Para: "Prof.JBiajone"
Data: Quinta-feira, 2 de Agosto de 2012, 17:02
Querido irmão Prof. BIAJONE
Creio que esqueci de avisá-lo, tenho reunião marcada para o dia 10/08 próximo vindouro às 15:30 em SÃO PEDRO com as senhoras MARIA DO CARMO MENDEZ DE ANDRADE E SOUZA, MARIA APARECIDA FRACASSE DE BARROS e com o Sr. JOÃO FRANCISCO AGUIAR para raciocinarmos vários temas, como:
1- Quem será efetivamente a Presidente e a VP, pois, pelo critério senioridade que está pesando são as citadas senhoras pela ordem exposta acima, mas, como são ambas idosas (mais de 70 anos) e não sabem manejar nada na internet vamos estudar conjuntamente e decidirmos quem será efetivamente o(a) presidente(a) daquele NC;
2- Elas querem estudar também conjuntamente o Estatuto (ambas são advogadas e escritoras) do NC e já dizem querer acrescentar artigo ou parágrafo para a inclusão do Sr. JOÃO FRANCISCO AGUIAR como "representante" e/ou "procurador específico" para o NC;
3- Disseram-me que desejam pagar parcelado a anuidade (boleto de R$55,00 referente a 1ª prestação da anuidade R$45,00 + R$10,00 taxa matrícula) e que me vai entregar em dinheiro para que eu proceda o pagamento;
4- Saber sobre da organização de solenidades e entrega de diplomas e medalhas, contato com o presidente Cel VENTURA e com o criador dos NCs Prof. BIAJONE, saber mais sobre a Sociedade dos Veteranos de 32 - MMDC, dos membros, como funciona, etc.; e
5- Sobre a pesquisa, divulgação em jornais, revistas, rádio e, principalmente, como postar as matérias no blog (este, sem dúvida, é que vai sobrar para o Sr. João Aguiar ou para mim).
Da senhora MARIA HELENA de JAGUARIÚNA, apesar dos seus 60 anos de idade, após algumas orientações minha, já pegou o jeito e já fez várias postagens em seu blog sem a minha ajuda e está ciente que tem de pagar a anuidade e o valor mas é bom lembrá-la de forma costumeira, ou seja, respeitosamente, ela nos dará muitas alegrias ainda é pessoa íntegra.
Sobre o jovem DANIEL de ITARARÉ não sei como ficou sua situação se já lhe enviou o Estatuto com o nome do seu VP para aprovação mas me parece que já tem o dinheiro guardado para pagar a 1ª parcela da anuidade (R$55,00) 1ª parcela + taxa matrícula, mas, é bom avisá-lo e, se puder, me dar o retorno da situação.
Quanto as senhoras MARIA DO CARMO e MARIA APARECIDA peço-lhe que aguarde até dia 12/10 próximo para ver em que pé ficou, após a reunião, mas temos que ter muita paciência e tato para com elas primeiro, por serem idosas e depois, segundo o Sr. João Francisco me disse, se ambas "pegarem firmes" na causa farão muito por SÃO PEDRO e pela Sociedade devido a importância e reconhecimento que têm na cidade em seu contexto político e histórico.
(Vide: digite escritora MARIA DO CARMO MENDEZ DE ANDRADE E SOUZA na pesquisa Google e veja todos seus livros de contos e poesias, além de emérita advogada).
Nota: Dona MARIA DO CARMO tem caixa de e-mails mas pouco os lê, vive "congestionada" (e-mail retorna) e deixou o recebimento das nossas mensagens a cargo de sua sobrinha ISABELA no e-mail:     isa.garcia8@uol.com.br
Quanto à dona MARIA APARECIDA seu e-mail:   mafrabarros@hotmail.com
Guarde bem estes dados consigo!
Abraço
EGYDIO

Após quatro dias de jejum em LONDRES, o BRASIL volta a subir ao pódio. A judoca MAYRA AGUIAR ganha o bronze na categoria até 78 kg e faz a técnica ROSICLEIA CAMPOS vibrar. TIA ROSI, como é chamada a treinadora, tem papel importante no crescimento do judô feminino.

Maior potência do basquete, o time dos Estados Unidos simplesmente humilhou a Nigéria em uma noite que ficará marcada para a história do esporte. Azar dos africanos, que foram derrotados por assustadores 156 a 73 nesta quinta-feira, em duelo válido pelo grupo A da Olimpíada de Londres. Os 156 pontos anotados pela seleção norte-americana estabelece um novo recorde na história da Olimpíada. A marca anterior pertencia ao Brasil, que liderado por Oscar Schmidt conseguiu fazer 138 pontos no Egito, nos Jogos de Seul-1988. O maior número de pontos que um time de basquete olímpico dos Estados Unidos havia anotado tinha sido 133, na vitória sobre a China em Atlanta-96. Nem mesmo o Dream Team de Michael Jordan, Larry Bird e Magic Johnson conseguiu chegar perto de 156. Em Barcelona-92, a equipe dos EUA fez 127 pontos contra o Brasil e diante da Lituânia. Com este resultado, os Estados Unidos assumem a liderança isolada do grupo A do torneio olímpico de basquete com 6 pontos. A equipe norte-americana é seguida pela França e Argentina, ambas com 5 pontos ganhos até aqui. Além de ter quebrado o recorde de pontos de toda a história olímpica, os Estados Unidos também superaram a melhor marca de bolas de três pontos do país no basquete. Diante da Nigéria, foram 29 tiros de longa distância, superando o recorde anterior que era de 14. Carmelo Anthony foi o cestinha do massacre. O ala do New York Knicks fez 37 pontos, com dez bolas de três pontos, em apenas 14 minutos dentro de quadra. Anthony superou a melhor marca de pontos por um norte-americano nos Jogos Olímpicos, que era de 31 pontos e foi estabelecido por Stephon Marbury, em 2004. Kevin Love também foi bem com 15 pontos e 6 rebotes. LeBron James (6 pontos e 5 assistências) e Kobe Bryant (16 pontos) mal atuaram. Ambos ficaram apenas 10 minutos na partida. Para carimbar a classificação às quartas de final da Olimpíada, os Estados Unidos voltam à quadra neste sábado diante da Lituânia. Já a Nigéria encara a Argentina.
O ex-jogador de basquete RUY DE FREITAS, de 95 anos, morreu hoje no RIO DE JANEIRO. Ele teve falência múltipla de órgãos. Com 1,74 m de altura, o atleta chamou a atenção da Associação Cristã de Moços (RJ), onde iniciou a carreira como jogador profissional. Também atuou no AMÉRICA, na ASSOCIAÇÃO GRAJAÚ e encerrou sua carreira no time RIACHUELO. RUY integrou a seleção brasileira que conquistou a primeira medalha olímpica do basquete nacional, o bronze, nos Jogos Olímpicos de LONDRES, em 1948. Participou ainda do Mundial da ARGENTINA, em 1950, onde o BRASIL chegou na quarta colocação. Também foi bicampeão sul-americano com a seleção (1939 e 1945). RUY DE FREITAS marcou 250 pontos em 46 jogos pela seleção brasileira em competições oficiais. Como técnico da seleção masculina do BRASIL, dirigiu a equipe em uma competição oficial, o Sul-Americano de 1955, na COLÔMBIA, onde conquistou o terceiro lugar (6 vitórias e 2 derrotas). A CBB (Confederação Brasileira de Basketball) divulgou nota. “É com grande pesar que a Confederação Brasileira de Basketball comunica o falecimento do ex-jogador RUY DE FREITAS, 95 anos, na noite desta quinta-feira. Nesse momento de dor e de pesar, a CBB lamenta e se solidariza aos familiares de RUY. TIO RUY como era carinhosamente conhecido, fez história no basquete brasileiro”. RUY DE FREITAS era o penúltimo ex-jogador vivo da conquista histórica do BRASIL em LONDRES em 1948. Agora, do elenco que ficou com o bronze em terras britânicas, só resta o ex-pivô ALBERTO MARSON que, aos 87 anos de idade, reside na cidade de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, no VALE DO PARAÍBA. “O tio RUY foi um jogador muito importante para o basquete brasileiro. Agradeço por tudo o que ele fez pela seleção e pelo desenvolvimento do esporte no país, como jogador e treinador”, disse CARLOS NUNES, presidente da CBB, no ano passado, quando RUY completou 95 anos. Como mensagem aos iniciantes no basquete, RUY recomendava: “Tenham muita dedicação. Basquete não é só fazer cestas, mas encontrar o melhor caminho para ela. “O armador considerava sua melhor lembrança no esporte a conquista do bronze nos Jogos Olímpicos. O corpo de RUY DE FREITAS está sendo velado em casa e a cerimônia no crematório será restrita aos familiares.     
“A cada palavra, era uma porrada”, conta o CORONEL PM Reformado ANTÔNIO BEZERRA, de 66 anos, vítima de uma tentativa de assalto ontem à noite, que terminou com três suspeitos mortos. O tiroteio fatal foi protagonizado pela ROTA, tropa especial da PM, onde o oficial aposentado trabalhou por 12 anos. BEZERRA chegava em casa, no ALTO DA LAPA, zona oeste, quando foi rendido pelo trio. Segundo o coronel, ele foi feito refém na garagem porque se recusou a abrir a porta que dava acesso ao interior do imóvel. A mulher dele e o vigia da rua ligaram para o 190 e avisaram que a vítima era um coronel. Uma blusa com o símbolo da ROTA estava dentro do carro de BEZERRA, mas não foi encontrada pelos suspeitos. “Se soubessem que eu sou policial, estaria morto”, desabafa. O coronel levou diversas coronhadas até que as viaturas chegassem. Durante a entrevista ao jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, seu celular tocou e ele desabafou o medo que sentiu de “morrer por chumbo amigo” porque “os PMs da ROTA chegaram atirando”. Questionado depois, ele disse que a tropa especial tentou negociar com os assaltantes, que estavam armados com duas pistolas, um revólver e uma submetralhadora. BEZERRA não acredita que os assaltantes premeditaram o crime. “Eles estavam em busca de uma oportunidade. Poderia ser com qualquer um”, opina. Segundo a Polícia Militar, a primeira viatura que atendeu a ocorrência pertence ao 4º Batalhão e as equipes da ROTA chegaram depois. A invasão, diz a PM, obedeceu aos critérios técnicos e os policiais usaram a “força letal” em resposta a “injusta agressão” dos suspeitos. Apesar dos ferimentos, o coronel passa bem. Ele não andava mais armado, mas diz que vai “repensar sua decisão”. O DHPP e a Corregedoria da PM vão investigar o caso. Os suspeitos não foram identificados.

RAFAEL SALVIANO SILVEIRA, um dos cinco policiais militares presos sob suspeita de simular um tiroteio para disfarçar a execução de dois jovens na zona oeste, foi o primeiro colocado no concurso para oficialato da Polícia Militar em 2008. À época, recebeu homenagens da Secretaria da Segurança Pública e foi destaque em reportagem no site oficial da pasta. SILVEIRA se formou na Academia do Barro Branco neste ano. Ele, um sargento e três soldados são apontados pela Polícia Civil como autores da morte dos amigos CÉSAR DIAS DE OLIVEIRA e RICARDO TAVARES DA SILVA, ambos de 20 anos. “Se o primeiro colocado tem essa índole, qualquer um pode usar uma farda e sair por aí fazendo o que bem quer”, diz DANIEL EUSTÁQUIO DE OLIVEIRA, pai de CÉSAR. Não fosse o empenho de DANIEL, afirma o Ministério Público, os PMs não seriam presos. “Seria praticamente impossível que o DHPP fizesse essas prisões”, afirma o promotor JOSÉ CARLOS COSENZO, que acompanha a investigação. Foi o pai de CÉSAR quem foi de porta em porta atrás de testemunhas que pudessem desmentir a versão oficial da PM de que seu filho e o amigo tinham morrido em um tiroteio. A Secretaria da Segurança Pública esclarece que a colocação de SILVEIRA foi conquistada na avaliação da FUVEST e não na Academia da PM.

O delegado JOSÉ EDUARDO ZAPPI, de 50 anos, reagiu a um assalto ontem à noite e matou o suspeito, que estava com uma arma de brinquedo. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública, CAIO CÉSAR PEREIRA DE ANDRADE, de 20 anos, bateu com a arma no vidro do carro do delegado, que esperava a esposa sair do trabalho, próximo ao Viaduto do PACAEMBU, na zona oeste. Ele desceu e atirou no assaltante. ZAPPI trabalha no DEIC.

O primeiro dia do julgamento do mensalão no STF foi marcado por um duro embate entre os ministros JOAQUIM BARBOSA e RICARDO LEWANDOSWSKY e mais uma derrota para a defesa dos 38 réus do processo. Por nove votos a dois, a Corte negou o pedido do advogado MÁRCIO THOMAZ BASTOS, que representa o ex-diretor do BANCO RURAL, JOSÉ ROBERTO SALGADO, para desmembrar o processo para os réus com foro privilegiado. THOMAZ BASTOS, ex-ministro da Justiça, alegou “inconstitucionalidade do tribunal para julgar réus que não têm prerrogativa de foro” A tática da defesa era deixar o Supremo decidir apenas o futuro de três réus, que conta do cargo de deputado federal têm direito a serem julgados no STF: JOÃO PAULO CUNHA, PEDRO HENRY e VALDEMAR COSTA NETO. Os demais, se a tese da defesa prevalecesse, iriam para a primeira instância da Justiça Federal, o que lhes daria a oportunidade de recorrer de possíveis condenações. De pronto, o relator do processo, ministro JOAQUIM BARBOSA, disse que a questão já havia sido discutida e considerou “irresponsável” levantar o tema novamente. O ministro revisor, RICARDO LEWANDOSWSKY, rebateu e passou a ler seu voto a favor do desmembramento. BARBOSA interferiu novamente. “Causa-me espécie Vossa Excelência se pronunciar pelo desmembramento do processo quando poderia tê-lo feito há seis, oito meses”, afirmou BARBOSA. “É deslealdade”. LEWANDOSWSKY reagiu. “Eu, como revisor ao longo do julgamento, farei valer meu direito de me manifestar. É um termo um pouco forte que Vossa Excelência usou e já está prenunciando que o julgamento será tumultuado”. “O que está em jago é a credibilidade deste tribunal. Essa questão já foi discutida aqui três vezes. Esta é a quarta”, respondeu o relator. Foi quase quatro horas, o tema foi discutido e LEWANDOSVSKY só teve o apoio do ministro MARCO AURÉLIO MELLO. “Eu não esperava ganhar mesmo. O placar até foi bom para nós”, disse, após a confusão, THOMAZ BASTOS. ALBERTO TORON, advogado do deputado federal e candidato a prefeito de OSASCO, JOÃO PAULO CUNHA, ainda tentou apresentar outra questão de ordem, ao pedir para usar uma ferramenta audiovisual durante sua explanação, mas o presidente da Corte, CARLOS AYRES BRITTO, indeferiu a solicitação, sem colocá-la em votação, o que gerou um novo mal estar.
Ao ler um resumo do seu relatório, o ministro JOAQUIM BARBOSA, de pé, encostado em sua cadeira por conta de um problema crônico nas costas, repetiu que o ex-ministro JOSÉ DIRCEU e outros integrantes do PT formavam o “núcleo central da quadrilha” do mensalão. O objetivo do esquema de corrupção era buscar apoio político por meio de compra de votos de parlamentares. BARBOSA afirmou ainda que o dinheiro público usado no esquema tinha a aparência de “meros empréstimos bancários”, obtidos pelos petistas e empresas de publicidade. Segundo o relatório, os “réus do núcleo central” teriam usado outros integrantes da quadrilha para a distribuição do dinheiro. As agências de publicidade teriam cometido o crime de lavagem de dinheiro para colocar em prática as intenções políticas do grupo.

No primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura, na TV BANDEIRANTES, as gestões de GILBERTO KASSAB e MARTA SUPLICY na Prefeitura foram os principais alvos dos oito participantes. O ex-prefeito e deputado PAULO MALUF também foi bastante lembrado. O encontro ainda teve menções diretas ao julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal, mas atingindo o petista FERNANDO HADDAD e o tucano JOSÉ SERRA. Os dois, aliás, tiveram apenas um duelo direto na questão das taxas na cidade. As críticas a KASSAB começaram logo no primeiro bloco, com CARLOS GIANNAZI, que atuou como uma espécie de franco-atirador no debate, atacando ora kassabistas e serristas, ora petistas. “A gestão KASSAB prometeu construir três hospitais e não fez”, afirmou, ao falar de saúde. “A Prefeitura está lavando as mãos e entregando a saúde ao setor privado”. SERRA, em sua manifestação, defendeu a gestão KASSAB, citando programas na saúde, cometeu gafe ao dizer que ele e o prefeito fizeram cerca de “dois hospitais” e criticou a gestão MARTA, por deixar obras inacabadas, e o governo federal petista , por não repassar verbas para as Unidades de Assistência Médico Hospitalar (AMAs).

O diplomata KOFI ANNAN renunciou hoje ao cargo de mediador da ONU e da LIGA ÁRABE ao conflito que já dura 17 meses na SÍRIA. “É impossível para mim ou para qualquer outra pessoa convencer o governo e a oposição a dar os passos necessários para abrir um processo político”, disse ANNAN. Ele voltou a denunciar a falta de unidade na comunidade internacional para pôr fim ao confronto armado. ANNAN disse considerar, no entanto, que a “SÍRIA ainda pode ser salva da pior das calamidades”, mas para isso será preciso que “a comunidade internacional mostre a liderança necessária”. ‘Não recebi todo o apoio que a causa precisava. Existe divisão entre a comunidade internacional e isso é algo que não facilita a tarefa do mediador”, lamentou. ANNAN assegurou que continuará trabalhando em GENEBRA até 31 de agosto. ANNAN foi especialmente crítico com os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (CHINA, RÚSSIA, EUA, FRANÇA e REINO UNIDO), aos quais atribuiu “trocas de acusações quando era preciso agir” O diplomata insistiu que seu plano de paz apresentado em abril – que inclui um cessar-fogo e o estabelecimento de um processo de transição política através de um governo de união nacional – “continua aberto”, mas acrescentou que agora o Conselho de Segurança terá de assumi-lo. Cinco meses após aceitar a missão mediadora por incumbência da ONU e da LIGA ÁRABE, ANNAN se despediu lendo uma declaração, na qual diz ter aceitado assumir “o que alguns chamaram de missão impossível” porque era “um dever sagrado fazer o que pudéssemos para ajudar o povo sírio a encontrar uma solução”. A CASA BRANCA afirmou que a saida de ANNAN foi o resultado da recusa do presidente BASHAR ASSAD de cumprir o plano de paz apoiado pela ONU e da negativa da RÚSSIA e da CHINA de o responsabilizarem no Conselho de Segurança. Hoje, o governos sírio acusou a TURQUIA de exercer um “papel fundamental” no apoio ao terrorismo por abrir sua fronteira a militantes islâmicos para promover ataques ao país.           

2 013     :      -    SEXTA-FEIRA
Não temos grandes compromissos nesta sexta-feira. Posso descansar um pouco nesta manhã. Apenas trato da atualização do dia 2 de agosto, para, mais tarde, imprimir as páginas de minhas memórias e colocá-las no livro correspondente.
Já no MMDC a tarde é confusa com tanta coisa que aparece se uma hora para outra. O WILLIAMS MASCARENHAS traz as notícias da reunião no Exército, ontem, a respeito da PARADA MILITAR do 7 DE SETEMBRO. Parece que pela primeira vez será aceita a participação da COFAM no desfile. A CAMILA GIUDICE também participou da reunião. Agora é saber quem irá desfilar. O AMADO RÚBIO está na Sociedade e confirma sua presença no segmento que representará os veteranos do MMDC. Não mais podemos falar em veteranos de 32, pois eles não mais têm condições físicas para participar do desfile, nem em viatura. É triste, mas a realidade é dura. Apenas temos 30 deles vivos, mas em decrepitude decorrente da idade avançada (o caçula está com 99 anos).
O professor AGUIAR, presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO PEDRO vem acertar comigo detalhes para o ano de 2014. Apresenta várias sugestões para que seja comemorado naquele município o 9 de Julho futuro. Enquanto converso com o Professor AGUIAR, está havendo uma reunião com CAMILA GIUDICE, sua mãe e MARIA CECÍLIA PRADO. Elas estudam pormenores sobre a COFAM.
CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, por telefone, conversa comigo sobre o seu encontro de ontem com CARLOS HADDAD, a respeito do seu livro sobre a aviação brasileira, em seu centenário. Ele precisa de patrocínio para editar o mesmo.
Um telefonema de SILVANA LINA ACOSTA PRIETO vem trazer à tona uma ocorrência policial onde o SARGENTO PM BÍSCOLA lhe salvou a vida. Mais tarde ela me passa um e-mail, retransmitindo uma carta que ela já escrevera em junho. Na época, telefonei ao SARGENTO PM BISCOLA e solicitei seu currículo para lhe premiar com uma medalha da Sociedade. Também entrara em contato com o CORONEL PM VELOZO, Comandante do Policiamento de Trânsito (BISCOLA pertence a uma companhia de trânsito), no sentido de homenagear o sargento numa revista geral, em fins de julho. O tempo transcorreu e, face aos inúmeros acontecimentos no MMDC, esqueci de “cobrar” essa cerimônia, que ainda não se realizou. Com o telefonema da SILVANA, vou tratar novamente do assunto.
Já em casa, depois dessa tarde atarefada, vou colocar em minhas memórias a carta comovedora da SILVANA.
São Paulo, 03 de junho de 2013.
Ao Comandante da Polícia Militar
Venho por meio desta agradecer imensamente á Policia Militar do Estado de São Paulo, pelos brilhantes policias que fizeram parte da ocorrência do dia 23/06/2008, em especial ao SARGENTO BISCOLA  2BPTran, que através do intenso e incansável empenho, SALVARAM MINHA VIDA.
Tudo aconteceu após eu ter ingerido uma grande quantidade de comprimidos ( 20 comprimidos de diazepam e 14 de fluoxetina ), após ter chego de 12 horas de plantão hospitalar onde trabalhava como auxiliar de enfermagem. Estava passando por uma fase muito difícil, muito deprimida, e por um forte impulso, achei que morrer seria melhor para todos. Mandei uma
mensagem para o celular de meu ex-marido, pedindo para que cuidasse de minhas filhas e me desculpando por todo sofrimento causado.
Através dessa mensagem, que obviamente ele achou muito estranha, ele foi até minha casa e como não obtinha nenhuma resposta, se dirigiu até um posto policial ( na Av. Engenheiro Caetano Alváres c/ R. Voluntários da Pátria  se não me engano), onde lá mostrou a mensagem ao Sargento Biscola que logo identificou a mensagem como suicida.
O Sargento entrou em contato com a central e solicitou que uma viatura mais próxima se dirigisse ao local. Quando chegaram lá,( o Sargento, com meu ex-marido e meu irmão) o policial que já havia chego, informou que eu já estava em óbito e já tinha informado ao delegado para chamar a perícia.
O Sargento, inconformado com a situação, foi até a janela de meu quarto, onde através de uma fresta da janela conseguiu me ver. Com uma lanterna, ele pode ver que eu estava com os olhos entreabertos e jogou a luz em meus olhos. Com olhos de lince e abençoados por Deus, conseguiu ver que minhas pupilas ainda estavam reagentes e gritou que eu estava VIVA e precisavam entrar!!
Foi muito difícil entrar, pois a casa era toda gradeada e as portas de ferro. Usaram um pé de cabra imenso que um vizinho emprestou para conseguirem abrir a porta.
Fui levada para o Hospital do Mandaqui, onde realizaram uma lavagem gástrica e fiquei internada por 10 dias.
Após esse período, fiquei cerca de seis meses sem sair de casa, dopada pelas medicações. O Sargento Biscola, cerca de acredito um ou dois meses depois do ocorrido, me viu na porta de casa e foi conversar comigo. Falamos por alguns minutos e fiquei sabendo de alguns detalhes, como o da “bendita lanterna”.
Fiquei muito tempo em tratamento, fiz terapia e era muito difícil para mim falar a respeito de tudo isso, porque eu não me perdoava pelo que tinha feito.
Até hoje tomo medicação, mas hoje Graças a Deus, estou ótima e já não me importo de falar sobre o assunto.
Tentei muitas vezes entrar em contato com o Sargento Biscola para agradecer-lhe, mas não conseguia encontrar-lo, até que numa madrugada de insônia ( pois tenho muita ), o encontrei através do WHATAPPS. Foi no dia 13/05/2013.
Quanta felicidade de poder agradecer a pessoa mais importante de minha vida hoje, pois se não fosse por ele, eu não estaria aqui.
Poder expressar minha imensa gratidão aos homens que se empenharam tanto para poder me trazer de volta de um lugar onde eu já não podia voltar sozinha.
Gostaria imensamente de agradecer a todos e pedir que não desanimassem jamais de sua profissão, que sei que muitas vezes é desanimadora, pois hoje a mídia só aponta a corrupção, a falha, os erros...
Meu muito obrigada e minha imensa gratidão a todos!!
SILVANA LINA ACOSTA PRIETO

O torcedor esperava que o SANTOS dificultasse as coisas hoje para o BARCELONA, diferentemente do que fez na final do MUNDIAL de 2011. Quando abriu os olhos, já estava 1 a 0. Deve ter vindo à cabeça a frase de LÉO: “Vamos lá ver se eles são isso tudo”. O alvinegro estava descobrindo de novo, que o rival era ainda mais do que se acreditava. E NEYMAR, hoje, estava do outro lado. E no banco. Tudo bem que era um amistoso. Valia troféu chamado JOAN GAMPER, fundador do clube catalão. Mesmo assim, começou a dar pinta de que seria um vexame histórico para o PEIXE. Uma vergonha épica. O jogo nem tinha chegado aos 30 minutos, ainda. NEYMAR nem sequer havia entrado e os donos da casa, para dizer a verdade, jogavam sem urgência nenhuma. No ritmo natural, sem forçar nada. Para sorte do SANTOS, primeiro tempo estava acabando. O mesmo placar da final de 2011 e os times nem haviam terminado o primeiro tempo. No intervalo, era inevitável o torcedor se lembrar de TATA MARTINO, o técnico que teve a chance de se transferir para a VILA BELMIRO, mas preferiu a oferta do CAMP NOU. Quem pode culpá-lo? Várias substituições foram realizadas no intervalo. Até NEYMAR entrou. O jogo continuou igualzinho. O placar: 8 a 0. A terceira maior goleada sofrida pelo SANTOS em sua história.

Demorou 156 dias, mas os cinco corintianos presos na cidade de ORURO pela morte de KEVIN ESPADA, de 14 anos, foram soltos nesta tarde. A Justiça da BOLÍVIA não conseguiu juntar provas suficientes para incriminá-los e o grupo já deixou a penitenciária. Assessorados pela Embaixada do BRASIL, os torcedores deverão desembarcar em SÃO PAULO amanhã. CLEUTER BARRETO BARROS, LEANDRO SILVA DE OLIVEIRA, JOSÉ CARLOS DA SILVA JÚNIOR, MARCO AURÉLIO NEFREIRE e REGINALDO COELHO estavam detidos desde 20 de fevereiro, data na qual KEVIN ESPADA foi atingido por um sinalizador, durante a partida entre CORINTHIANS e SAN JOSÉ. Na ocasião, 12 alvinegros foram detidos, mas sete acabaram liberados em 6 de junho. Os cinco remanescentes permaneceram detidos porque possuíam resíduos de pólvora nas mãos e, assim, eram considerados suspeitos do disparo do sinalizador que matou o garoto. O menor H.A.M., de 17 anos, confessou a autoria do disparo e, no BRASIL, prestou depoimento a um promotor boliviano. Contudo, o garoto não seguirá para o país vizinho e, em terras brasileiras, nenhum processo foi aberto contra ele até agora. Assim, a tendência é que ele não receba qualquer tipo de punição. A família de KEVIN ESPADA, depois de muita negociação, aceitou receber 50 mil dólares (cerca de 114 mil reais) como doação do CORINTHIANS.    

Pelo segundo dia consecutivo, um protesto convocado pelo grupo radical BLACK BLOC contra os governadores de SÃO Paulo, GERALDO ALCKMIN, e do RIO, SÉRGIO CABRAL, terminou em confronto com a PM e manifestantes presos. O clima estava tenso desde o início da passeata, quando cerca de 200 pessoas fecharam os dois sentidos da Avenida PAULISTA. Dessa vez, além dos políticos, o grupo criticou a Polícia Militar, os problemas nos transportes e as denúncias de formação de cartel nos contratos do METRÔ. Mas o confronto aconteceu mesmo na porta da Assembléia Legislativa, na região do IBIRAPUERA. Já em um número menor de manifestantes (cerca de cem, segundo a PM), houve uma tentativa de invasão ao prédio. Policiais jogaram gás de pimenta e bomba de gás quando o cordão de isolamento formado por eles foi forçado. Houve revide e os policiais reagiram novamente com golpes de cassetete. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas. Elas foram levadas para o hospital e, segundo o TENENTE-CORONEL PM BEN HUR, um jovem ia ser conduzido à delegacia sob suspeita de agressão. Um policial também foi ferido no braço. BEN HUR disse que o manifestante foi filmado tentando dar chutes nos policiais da Tropa de Choque.

A Polícia Civil prendeu, hoje, 28 traficantes de uma das maiores quadrilhas do tráfico do Estado, que tinha sua base financeira instalada em SÃO BERNARDO e atuava em quase todo o ABCD. A ação fez parte da operação batizada de SINFONIA FINA, cujas investigações foram iniciadas em janeiro e determinaram o cumprimento de 38 mandados de prisão temporária e 81 de busca e apreensão. Além dos criminosos, também foram apreendidos 10 quilos de cocaína e, ao menos, três veículos. “Toda contabilidade do grupo era feita em SÃO BERNARDO, mas a atuação dos bandidos acontecia em todo o país”, afirmou o delegado geral da Polícia Civil, LUIZ MAURÍCIO BLAZECK, sem revelar em qual bairro funcionava o quartel-general dos traficantes. Participaram dos trabalhos aproximadamente 250 policiais. Segundo homens envolvidos na operação, a droga movimentada pelo grupo saia de SÃO BERNARDO e abastecia cerca de 1,5 pontos de distribuição no Estado. Segundo BLAZECK, quatro bandidos foram presos na região, mas as prisões também foram realizadas nos Estados de MINAS GERAIS e MATRO GROSSO DO SUL, de onde a droga era distribuída para todo o país. O delegado seccional de SÃO BERNARDO, VALDOMIRO BUENO, deixou claro que a quadrilha atuava de maneira coordenada ligada ao crime organizado em SÃO PAULO, principalmente o PCC, que domina os presídios paulistas. A maior parte dos detidos, segundo investigação, é responsável pela compra de drogas e pela contabilidade da venda dos entorpecentes. BUENO não confirmou informações sobre interceptações telefônicas realizadas dentro o Presídio PRESIDENTE VENCESLAU, onde estão líderes da facção.   

A ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, MARIA DO ROSÁRIO, disse, hoje, que a suspeita número um do desaparecimento do pedreiro AMARILDO DE SOUZA é a polícia. Ela informou que o governo está preocupado com o caso do morador da ROCINHA, abordado no dia 14 de julho por policiais da UNIDADE DE POLÍCIA PACIFICADORA da comunidade e, desde então, desaparecido. Segundo MARIA DO ROSÁRIO, a investigação do caso MARILDO aponta a hipótese concreta de que ele tenha sido vítima de violência policial e abuso de poder.

Uma mulher de 20 anos, empregada de uma malharia, forjou o próprio seqüestro para enganar o marido depois de perder a hora no motel com um amante. O caso aconteceu em BLUMENAU (120 km de FLORIANÓPOLIS) na semana passada e foi revelado hoje. Segundo a delegada ROSI SERAFIM, a mulher deu queixa no dia 24 de julho. Ela disse à polícia que fora seqüestrada ao sair de casa, na Rua BAHIA, levada para um cativeiro num matagal a 4 km de distância, mas conseguiu fugir dos supostos seqüestradores e chegar caminhando à casa de uma tia. Os policiais que investigaram o caso notaram inconsistências nos depoimentos da mulher. Ela contou que na fuga perdeu os sapatos e estava calçando apenas as meias. Mas a delegada notou que as meias usadas estavam limpas, o que seria incompatível com a fuga pelo mato e a longa caminhada. Pressionada pela delegada, a mulher acabou confessando a farsa. Ela disse que estava com o amante num motel e os dois perderam a noção do tempo. Segundo a mulher, foi do amante a sugestão do falso seqüestro, para dar uma justificativa ao marido pelo atraso. Ela vai responder por falsa comunicação de crime. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

O BANCO CENTRAL decretou hoje a liquidação extrajudicial do BANCO RURAL. De acordo com nota divulgada pela instituição, o motivo é o “comprometimento da situação econômico-financeira e falta de um plano viável para a recuperação da situação do banco”. Com sede em BELO HORIZONTE, o banco tem porte pequeno.   

O interesse de LUIZ CARLOS VIEIRA DA COSTA por esportes levou-o ao curso de educação física na virada da década de 1960 para a de 1970, mas seu entusiasmo pela atividade não podia se limitar à preparação de atletas. Em 1972, LUIZ chegou ao jornal “A GAZETA ESPORTIVA” para sugerir a cobertura de um campeonato de futebol de salão que estava organizando. O comando da redação gostou do que ele escreveu sobre o assunto e, de pronto, o convidou para ficar. Nascia assim o jornalista e colunista especializado em diversas modalidades esportivas, inclusive amadoras. Paulistano da MOOCA, na zona leste, onde nasceu em 19 de setembro de 1947, LUIZ mergulhou de corpo e alma no jornalismo, participando de coberturas internacionais de peso, como Jogos Pan-Americanos e o Mundial de Atletismo de ROMA, em 1987. Ele se aposentou em 1999 e se mudou para o GUARUJÁ. Em 2012, precisou colocar uma válvula no coração e há três meses sofreu uma endocardite (infecção) no aparelho. Ficou internado na capital por 73 dias e morreu aos 65 anos, no dia 2 de agosto. Deixou a mulher, MARISA DE MELO VIEIRA DA COSTA, três filhos e um neto. 

Carioca, o geólogo FERNANDO FLÁVIO MARQUES DE ALMEIDA adotou SÃO PAULO desde que decidiu estudar engenharia civil na Escola Politécnica da USP. Ali, permaneceu durante 35 anos, até receber o título de professor emérito. Mesmo aposentado, aceitou o convite do Instituto de Geociências da USP e depois ainda trabalhou no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do Estado de São Paulo e no Instituto de Geociências da UNICAMP. Inquieto, fez o primeiro mapa geológico de FERNANDO DE NORONHA nos anos 1950. “A geologia brasileira perdeu aquele que é reconhecido como um de seus maiores expoentes”, ressaltou a direção do IGc, em nota. Com mais de 300 livros escritos e vários títulos e honrarias, que FERNANDO não fazia nenhuma questão de fazer propaganda, era tido por muitos como um dos maiores geólogos do país. Morreu nesta sexta-feira, após uma forte pneumonia. Deixa três filhos, dois netos e bisneto. Ele nasceu em 1916.  

“MIHALY HIDASY! AYRTON, AYRTON, AYRTON SENNA DO BRASIL!” Com essa frase, o narrador da TV GLOBO GALVÃO BUENO fez o “húngaro mais brasileiro do mundo”, como MIHALY HIDASY se autodenominava, ficar conhecido pelos fãs de Fórmula 1. Era 1991 e HIDASY dirigia o GP BRASIL da principal categoria do automobilismo. “Foi o momento mais especial da minha carreira”, disse, em uma entrevista, em 2011, ao site G1. Nascido em BUDAPESTE em 1938, MIHALY HIDASY chegou ao BRASIL aos 19 anos. Naturalizado brasileiro, entrou no automobilismo no início da década de 1970 ao patrocinar uma equipe de kart. Anos depois, começou a organizar corridas. Foi quando veio o convite da Fórmula 1. Começou como comissário e chefe de boxe do GP DO BRASIL. Passou para diretor adjunto e, na seqüência, foi efetivado diretor de prova, função que exerceu por 18 anos. HIDASY deu a bandeirada de chegada para outras duas vitórias brasileiras na Fórmula 1 no BRASIL: em 1986, para NELSON PIQUET, no RIO, e para SENNA, em 1993, em SÃO PAULO. Vítima de infarto, HIDASY morreu neste 2 de agosto, em VOLTA REDONDA (RJ), para onde se mudou para ficar com filhos e netos.  

Como efeito prático da condenação de SÍLVIO BERLUSCONI no caso MEDIASET, a polícia de MILÃO determinou hoje a revogação do passaporte do ex-premiê. Como BERLUSCONI vive em ROMA, foi enviada uma solicitação à capital italiana para que autoridades locais cumpram a ação. BERLUSCONI terá 30 dias para decidir se irá cumprir sua pena prestando serviços sociais ou em detenção domiciliar. Como tem 76 anos, ele não será enviado para a prisão. Na ITÁLIA, o limite de idade para ser encarcerado é de 70 anos.

O Departamento de Estado norte-americano determinou o fechamento de 14 embaixadas e consulados e lançou uma advertência para norte-americanos que pretendam viajar ao ORIENTE MÉDIO e NORTE DA ÁFRICA durante o mês de agosto. O motivo são possíveis planos da rede terrorista AL-QAEDA para realizar novos atentados. “Informação atual sugere que a AL-QAEDA e organizações afiliadas continuam a planejar ataques terroristas na região e elas devem concentrar os esforços para realizá-los no período entre agora e o fim de agosto”, diz o comunicado do departamento. O secretário de Estado americano, JOHN KERRY, está em LONDRES em viagem oficial e não comentou o assunto. Segundo o jornal israelense “HAARETZ”, entre as representações que suspenderão seu funcionamento estão os escritórios em TEL AVIV, CAIRO, AMÃ e BAGDÁ. A rede de TV CBS informou que também serão fechadas as embaixadas e consulados em BAHREIN, ABU DABI, KUWAIT, LÍBIA, OMÃ, QATAR, ARÁBIA SAUDITA, IÊMEN, AFEGANISTÃO e BANGLADESH. O Departamento de Estado disse que algumas unidades poderiam ficar fechadas por mais de um dia, dependendo da análise de segurança. O comunicado não diz de qual região veio a ameaça.  

2 014     :   -     SÁBADO
Adilson Cezar
Sorocaba / SP, 02 de agosto de 2014.
Meu caro amigo
Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA
DD. Presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC.
Pelo presente venho convidá-lo especialmente a se fazer presente em nossa singela solenidade comemorativa do dia do Alvarenga, (12 de agosto, às 19 horas) no nosso Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba.
Nessa oportunidade deveremos agraciar personalidades com o Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos, bem como com a Medalha Cidadão Policial da AVPESP.  Aproveitaremos também para agraciar com a Medalha MMDC, a aqueles que não conseguiram comparecer em nossa última sessão de outorgas.
Este convite está sendo feito de forma individual, porque em razão das nossas dificuldades, não conseguimos ainda enviar o tradicional convite eletrônico relativo aos eventos do mês de agosto.
No aguardo de sua presença, que para nós é sempre um privilégio, despeço-me com um forte abraço.
Adilson Cezar
Ainda ontem o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO compareceu à Sociedade para tratar de nosso comparecimento no dia 12 de agosto ao Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA.

O WILLIAM MASCARENHAS convidou seus amigos mais chegados para a comemoração de seu aniversário e também da TELMA, sua mulher, no Restaurante ED CARNES, no CAMBUCI, Rua TEODORETO SOUTO. MARINEI e LUCAS vèm me buscar por volta das 20 horas. Quem dirige o carro é o LUCAS, que ainda se encontra de férias. Dirige muito bem nas avenidas complicadas da VIA DUTRA e do centro de SÃO PAULO.
ED CARLOS, famoso cantor da década de 1970, é amigo do WILLIAM por questão de 40 anos. Ele é o proprietário do ED CARNES, um recanto adorável, onde as paredes do restaurante são todas forradas de imagens da VELHA GUARDA: ROBERTO CARLOS, WANDERLÉIA, ERASMO CARLOS, MARTINHA e o próprio ED CARLOS. Ali já se encontram: ORÍTIA ABREU SERAFIM, FERNANDO SERAFIM, TENENTE-CORONEL EDUARDO HAMAOKA, JOÃO FRANCISCO AGUIAR e sua esposa; as filhas do GENERAL VARANDAS, dona MARIA AMÉLIA e dona VIVIANA. O ambiente é muito alegre. Os netos do WILLIAM e TELMA encantam a gente. Músicas da VELHA GUARDA são tocadas e cantadas e as horas vão passar sem que a gente percebesse.
MARIA AMÉLIA e VIVIANA contam que GERALDO FARIA MARCONDES era seu vizinho quando de seu primeiro casamento. Fazem revelações de um outro lado do senhor MARCONDES, que eu nunca ouvi falar. Elas se retiram depois das 23 horas. Nós ainda aguardamos o “PARABÉNS a você” e o corte do bolo dos aniversariantes. WILLIAM MASCARENHAS dançou, cantou, cumprimentou a todos e parecia um rapazinho que faz aniversário na sua adolescência. Até a mãe da TELMA dançou e animou muito a festa. Passam das 23 horas quando saio do ED CARNES com o LUCAS e a MARINEI. Eles me trazem até em casa.     

Assim como aconteceu contra a CHAPECOENSE, mais de 40 mil torcedores compareceram ao MORUMBI para apoiar o SÃO PAULO. E não deixaram o estádio satisfeitos. Hoje, o TRICOLOR ficou no empate, por 1 a 1, com o CRICIÚMA e viu o líder CRUZEIRO abrir nove pontos de vantagem na tabela.
Após conquistar quatro vitórias seguidas no CAMPEONATO BRASILEIRO, o CRUZEIRO, enfim, tropeço. Hoje, no MARACANÃ, a RAPOSA empatou com o BOTAFOGO em 1 a 1. Mesmo com o empate, a liderança do CRUZEIRO não está ameaçada. Na pior das hipóteses, em caso de vitória do CORINTHIANS sobre o CORITIBA, amanhã, o time de BELO HORIZONTE terminará a rodada com três pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

Símbolo da geração mais vitoriosa da história da seleção brasileira masculina de vôlei, GIBA encerra a carreira. Aos 37 anos, o ponteiro anuncia oficialmente, no RIO DE JANEIRO, o fim da trajetória como jogador.
“Com o coração apertado, eu me despeço das quadras, que foram a minha casa por 25 anos. Agradeço a todos que estiveram comigo nesta caminhada e contribuíram para o sucesso, não só meu, mas do vôlei do nosso país. Isso é o que mais importa, no fim das contas. Espero ter ajudado”, disse o ex-jogador. Nascido em LONDRINA, no PARANÁ, ele conquistou todos os títulos possíveis na modalidade. Fez história ao ganhar o ouro nos JOGOS OLÍMPICOS DE ATENAS, em 2004, a prata nas OLÍMPÍADAS de 2008, em PEQUIM, e 2012, em LONDRES, oito títulos da LIGA MUNDIAL e dois Campeonatos Mundiais. Além disso, entrou para o hall da fama do vôlei e foi eleito o melhor jogador do mundo de 2004 e 2006.
“De menino que se curou de uma leucemia aos seis meses, a homem, pai de duas crianças, os meus maiores amores. Enfrentei dificuldades, superei obstáculos. Ganhei e perdi. Chorei, de tristeza e de alegria, e sorri mais ainda. Foram inúmeras conquistas”, destacou o ídolo, que foi casado com a também ex-jogadora romena CRISTINA PIRV.
Após se destacar nos principais clubes do BRASIL, GIBA passou  a fazer história nos campeonatos europeus. Defendeu times da ITÁLIA e da RÚSSIA por oito anos. Até março, ele jogou pelo AL NASR, dos EMIRADOS ÁRABES. Nos últimos quatro meses, GIBA tentou dar continuidade à carreira, mas não encontrou um clube disposto a contratá-lo. Agora, além de ministrar palestras, o ex-jogador pretende trabalhar com gestão esportiva. A ideia dele é gerir um clube ou a carreira de atletas.

Uma jovem de 21 anos foi encontrada morta em GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO. PAULA NAIMO GOMES estava desaparecida desde o início da noite de 26 de julho. O corpo foi localizado pela polícia um dia depois, em uma estrada, em estado de decomposição e com um tiro no rosto. A família só descobriu o que aconteceu com PAULA ontem, quando, depois de procurar em vários locais, parentes foram chamados pelo IML e a reconheceram.
Um boletim de ocorrência alertando sobre o sumiço da jovem foi registrado no 73º DP (JAÇANÃ). Segundo o relato dos familiares para a polícia, no dia do desaparecimento PAULA estava na casa da avó, no bairro do JAÇANÃ, na zona norte da capital paulista.
Ela teria ido para o local, após uma briga com o namorado, FELIPE SPÍNOLA, com que morava há alguns meses. No fim do dia, o rapaz esteve na casa para uma reconciliação e para buscá-la. Depois disso, ela não foi mais vista.
De acordo com a versão apresentada por FELIPE, depois que ele e PAULA chegaram à residência onde viviam, PAULA teria retornado para a casa da avó para buscar uma bolsa.
No entanto, a família dela desconfiava do envolvimento do namorado na morte da moça. Os familiares também acharam estranha a atitude de FELIPE de não procurar a polícia para tentar localizá-la. Além disso, o corpo de PAULA foi encontrado nas proximidades de casa, no bairro CONTINENTAL. O enterro aconteceu hoje no Cemitério da VILA NOVA CACHOEIRINHA, na VILA DOS ANDRADES, na zona norte da capital.

Um micro-ônibus foi incendiado na noite de ontem no bairro do ITAIM PAULISTA, na zona leste da capital. Populares atearam fogo no veículo depois que o motorista atropelou uma criança na Rua HUMBERTO QUINTILLO. A vítima foi levada para o Pronto Socorro do Hospital ITAIM PAULISTA.

O HAMAS reconheceu sua responsabilidade, hoje, por uma violenta emboscada na FAIXA DE GAZA na qual um militar israelense foi capturado e morto, mas afirmou que o incidente “provavelmente” ocorreu antes do cessar-fogo e, portanto, não violou a trégua patrocinada pela ONU e pelos ESTADOS UNIDOS. O comunicado, feito pelo braço armado do HAMAS, as BRIGADAS QASSAM, parece ter como objetivo se antecipar à intensificação da ofensiva de ISRAEL contra o enclave palestino e evitar uma acusação internacional de ter violado o acordo para interromper os combates por 72 horas ontem. O cessar-fogo durou pouco mais de 90 minutos. ISRAEL disse que membros do HAMAS armados e um homem-bomba saíram de um túnel e armaram uma emboscada contra sua infantaria em RAFAH. De acordo com o Estado judeu, dois soldados morreram e outro foi sequestrado, o TENENTE HADAR GOLDIN. WASHINGTON acusou o HAMAS de uma violação “bárbara” do açodo. Nesta noite ISRAEL confirmou a morte de GOLDIN. O HAMAS insistiu durante todo o dia que não sabia o que tinha acontecido com o militar, mas que, se ele realmente foi capturado, provavelmente foi morto pelos ataques israelenses que sucederam a ação. A barreira de 1,5 mil palestinos mortos foi superada ontem, indicou o porta-voz dos serviços de emergência, ASHRAF AL-QODRA. De acordo com a ONU, mais de 70% dos mortos são civis, incluindo um grande número de crianças.

A CHINA sofreu, hoje, o seu pior acidente industrial em um ano quando uma explosão matou pelo menos 68 pessoas e feriu mais de 120 em uma fábrica que produz rodas para montadoras dos ESTADOS UNIDOS, incluindo a GENERAL MOTORS. O incidente aconteceu na cidade de KUNSHAN, a cerca de uma hora de carro de XANGAI, depois que uma explosão destruiu a oficina. Uma investigação preliminar sugeriu que a explosão foi desencadeada quando uma chama foi acesa em uma sala cheia de poeira, disse o governo local em entrevista coletiva, descrevendo o incidente como uma violação grave de segurança.      

A EMIRATES decidiu suspender seus voos para a GUINÉ devido ao EBOLA, tornando-se a primeira grande companhia aérea internacional a impor restrições em resposta ao surto do vírus mortal na ÁFRICA OCIDENTAL. Os voos foram suspensos desde hoje até nova ordem, disse a companhia aérea em comunicado em seu site. “A segurança dos nossos passageiros e tripulantes é da mais alta prioridade e não será comprometida”, disse. O surto de EBOLA, que começou na GUINÉ e se espalhou pela LIBÉRIA e SERRA LEOA já matou mais de 700 pessoas, a pior epidemia desde que o vírus foi descoberto há quase 40 anos. 

2 015     :     -      DOMINGO
Em minha biblioteca, num dia sossegado, procuro atualizar minhas memórias. Como estou construindo os históricos do CORONEL PM VENTURA em sua vida profissional e da própria Sociedade Veteranos de 32-MMDC (ao longo dos dezenove anos em que sou associado), textos são extraídos das memórias e transportados para tais históricos. Isso demora um certo tempo para ser realizado, mas ajuda na rememoração de muita coisa já acontecida.

Recebo a seguinte mensagem do JEFFERSON BIAJONE:
Entendido meu comandante
Ontem estivemos Aristides, eu e mais alguns caboclos na longínqua TAQUARAL ABAIXO onde inauguramos placa da condição daquele local como sendo a ultima trincheira de 32 no Setor Sul
Em conversa com autoridades locais e vereadores de Capão Bonito, decidido ficou que inauguraremos, ainda este ano, novo monumento, agora em Taquaral Abaixo. 
A data de inauguração está prevista para Outubro 4, 2015 (domingo) data exata do armistício final em nosso setor, sendo os últimos combatentes a deixarem das armas nossos bravos universitários do 14 de Julho.
Estou no processo de elaboração da placa para ser encaminhada à Câmara Municipal. 
Outrossim, necessitamos de vossa presença conosco no dia 4 de outubro de 2015.
Minha intenção é submeter nomes locais para a concessão da medalha Gov Pedro de Toledo nessa solenidade inclusive, sendo um deles o Sr. Tonico, de 93 anos, testemunha ocular que aos 9 anos de tudo que se passou naquele arraial.
Entre os agraciados, o NC de Itapetininga irá solicitar também a inclusão dos nomes do Cmt e SCmt do 54 BPM/I, caso já não tenham sido agraciados, em resposta não só ao imprescindível apoio que nos deram na FLONA como também em Taquaral Abaixo, ocorrendo a solenidade.
Podemos contar com a vossa presença no dia 4 de outubro em Taquaral Abaixo? certo estou de que nesta feita, Aristides estará convosco pois também encantou-se com o que aqui encontramos e necessário encontra-se ser feito.
Att e grato
Biajone
Ago 2, 2015

O piloto Alexandro Leonel, de 41 anos, morreu neste domingo após ter um mal súbito durante uma corrida de motocross. A morte do atleta foi anunciada pela Federação Paranaense de Motociclismo.
De acordo com a entidade, Alexandro estava participando da quinta etapa do Campeonato Paranaense de Velocross, na cidade de Pien, no Paraná, quando teve um mal súbito. Ele saiu da pista e caiu da motocicleta ao passar mal.
Alexandro chegou a receber atendimento médico na pista e foi encaminhado para o hospital, mas não resistiu.
02/08/2015 20h08 - Atualizado em 02/08/2015 21h58
Morre aos 74 anos o psiquiatra e educador Içami Tiba
Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, segundo editora.
Sepultamento será no Cemitério do Morumbi, nesta segunda-feira (3).
O psiquiatra, educador e escritor Içami Tiba morreu em São Paulo às 19h neste domingo (2). Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês para tratamento de um câncer desde janeiro deste ano, mas a causa da morte ainda não foi divulgada. O velório vai acontecer no Cemitério do Morumbi, em São Paulo, a partir das 8h desta segunda-feira (3). O sepultamento está programado para 16h, no mesmo local.
Ele era filho de imigrantes japoneses, que vieram ao Brasil em 1936. Seus pais construíram um armazém em Tapiraí, no interior de São Paulo. Içami Tiba se formou em medicina pela Universidade de São Paulo, em 1968, e logo fez especialização em psiquiatria pelo Hospital de Clínicas, onde foi professor.
Suas obras foram referência para pais, filhos, educadores, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos. Tiba tinha uma visão considerada moderna e adequada aos dias atuais. Ele foi reconhecido por usar uma linguagem coloquial e bem humorado.
Içami Tiba deixa a mulher Maria Natércia, os filhos Natércia Tiba, André Luiz Martins Tiba e Luciana Martins Tiba, os netos Kaká e Dudu.
Ele foi professor de Psicodrama de Adolescentes no ‘Instituto ‘Sedes Sapientiae’; primeiro presidente da ‘Federação Brasileira de Psicodrama’ (1977 a 1978); e membro diretor da ‘Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo’ (1997 a 2006).
Içami Tiba escreveu mais de 40 livros sobre educação, entre eles, Sexo e Adolescência (Editora Ática); Puberdade e Adolescência (Editora Ágora); Saiba Mais sobre Maconha e Jovens (Editora Ágora); 123 Respostas sobre Drogas (Editora Scipione); Adolescência, o Despertar do Sexo (Editora Gente); Seja Feliz, Meu Filho (Editora Gente); Abaixo a Irritação (Editora Gente); Anjos Caídos - Como Prevenir e Eliminar as Drogas na Vida do Adolescente (Editora Gente); Quem Ama, Educa! (Editora Gente); Homem-Cobra, Mulher-Polvo (Editora Gente) e Adolescentes: Quem Ama, Educa! (Integrare Editora). Este último livro foi lançado pela editora fundada por ele em 2005.

Jogadores e técnico Cristóvão Borges admitiram o "gosto de derrota" após o empate do Flamengo por 2 a 2 com o Santos, neste domingo, no Maracanã. O Rubro-negro abriu dois gols de vantagem, mas cedeu a igualdade e frustrou os mais de 60 mil torcedores presentes ao estádio.
Com o resultado, os cariocas ocupam a 11ª colocação no Campeonato Brasileiro e somam 20 pontos. O time teve chances, mas ainda não deixou a segunda página da tabela.
"Quando você tem uma vantagem e cede o empate sempre terá o gosto de derrota. Fizemos um primeiro tempo muito bom, mas demoramos para acertar a marcação no segundo tempo. Sofremos os gols e eles conseguiram o empate. Foi uma pena", afirmou o técnico Cristóvão Borges.
"É o tipo de coisa que não pode acontecer. Deixamos de conquistar os três pontos e vacilamos mais uma vez em casa. Tomamos um gol de bola parada, coisa que não estava acontecendo", completou o zagueiro Wallace.
O próximo compromisso do Flamengo será apenas no próximo domingo (9), contra a Ponte Preta, às 16h, em Campinas.

Palmeiras 0 x 1 Atlético-PR.
Depois da ótima sequência, o Palmeiras perdeu em sua bela casa (lotada).
O time paranaense veio com o propósito de não perder e, quem sabe, utilizando os contragolpes, derrotar o Verdão.
E não é que conseguiu?
O gordinho Walter sempre resolve.
Não, não é um desastre, até porque o Furacão vem flertando com o G-4 faz tempo.
Aliás, jogo de seis pontos, porque o time paranaense entrou no seleto grupo e tirou justamente o Palmeiras dele…
O resultado para o Palmeiras, de certa forma, serve para colocar as coisas em seu devido lugar.
Entusiasmo demais nunca é muito bom, afinal, como reza o ditado, cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém…
A diferença entre o Verdão e o Galo, por exemplo, não é pequena. Não em pontos, porque o campeonato é enfadonhamente longo…
Falo em qualidade mesmo. Quem viu Atlético-MG 3 x 1 São Paulo, sem olhos clubísticos, sabe o que estou falando.
Coritiba 1 x 1 Goiás.
Jogo dos desesperados na capital paranaense.
Liniker, nome de craque, abriu o placar para o time goiano aos 25 do segundo tempo e Evandro empatou, já nos acréscimos.
Saldo ruim para ambos, que permanecem na sombria zona do rebaixamento.
O tropeço do Palmeiras é preocupante para a sequência no Brasileirão?
Coxa e Goiás seguem como fortes candidatos à Série B em 2016?
JOGOS DA TARDE:
Flamengo 2 x 2 Santos.
O Mengo abriu 2 a 0 (Alan Patrick e Emerson Sheik) no primeiro tempo.
Aí, o Santos voltou para o tudo ou nada e diminuiu logo aos  6 do segundo (Ricardo Oliveira) e empatou aos 25 (Luas Lima).
O Peixe segue tentando se distanciar do poço e o Mengo está no meio da tabela, em sua cnha de altos e baixos. Hoje, por exemplo, Guerrero não decidiu.
Figueirense 3 x 1 Ponte Preta.
João Vitor abriu o placar o time da casa mas a Macaca foi buscar o empate com Renato Chaves. O Figueira não sentiu e foi buscar a virada, marcou mais dois, com Marquinho e Dudu.
Joinville 2 x 0 Avaí.
No clássico, melhor para o JEC, que deixou a lantarna (Jéci, contra e Guti).
Internacional 0 x 0 Chapecoense.
Jogo de poucas emoções no Beira-Rio e ambos seguem no top-10, mas precisarão melhorar muito se tiverem maiores pretensões.
Sport 0 x 0 Cruzeiro.
Outro duelo sem gols na rodada.
Duelo intenso no meio campo com o Sport criando um pouco mais, mas não conseguiu ganhar mais que um ponto em casa. Mas o saldo acabou sendo bom, olhando para a tabela, já que o time pernambucano voltou ao G4!

Teliana conquista título em Florianópolis e ensina muitas coisas ao tênis brasileiro
Antes de qualquer coisa, tenho que dizer que a conquista da Teliana emocionou. Mais uma vez a guerreira deu um show em quadra.
O título neste WTA tem um valor muito maior do que a simples conquista de um torneio importante. A vitória dela é um 'presta atenção' geral. O título é um final feliz onde poderia ter sido mais uma história do quase chegou lá.
No esporte aprendemos que ao conquistar algo importante é inteligente não remoer o passado ou fazer duras críticas, mas isso é o papel do atleta em atividade que tem que aproveitar a conquista. A minha função de ex-alteta que que quer que nosso esporte evolua e fique de uma vez por todas forte é alertar, debater e me posicionar.
Teliana Pereira tem uma importância ao nosso esporte do tamanho do Guga. Peço calma a quem já quer parar de ler e acha que eu estou exagerando. O tenista ganha importância pelo seus títulos, seu carisma, sua penetração na mídia e público. Teliana Pereira, com o resultado, vira uma das três tenistas com melhor ranking da história do nosso país, mas, muito mais do que isso, a pernambucana tem na sua história de vida muita luta pessoal e muita personalidade.
Quem olha para seu sorriso bonito e cativante pouco sabe que quando coloca uma coisa na cabeça ninguém segura. Para chegar a este momento, teve que, na minha opinião, ter a decisão mais sábia e difícil.
Há alguns anos atrás foi contra um projeto capitaneado pelo Guga e Larri e bancou seu irmão como técnico e não aceitou mudar de sua cidade ao invés de ser mais uma tenista dentro do projeto olímpico. Sua decisão causou problemas, boicote a ela e alguns problemas. O mais triste foi o corte na Fed Cup em sua cidade por motivos técnicos, que todos sabemos que não foi por isso.
Ao se posicionar, foi repreendida e cortada. Por ironia, ou por sua fibra, a partir disso começou a jogar seu melhor tênis e mostrou que sua decisão não era pessoal (até porque é fã incondicional do Guga) e sim porque acreditava muito no trabalho que estava fazendo e tinha que ser respeitada. Ao dizer não queria mostrar que quem escolhe o técnico é o jogador, mais ainda quando ele já é profissional.
Esse é apenas um dos legados que ela vem deixando. Se for colocar em números, esse foi o primeiro.
O segundo foi mostrar às meninas que trabalhando duro e fazendo as coisas certas se pode chegar muito longe. Depois de muito tempo sem uma menina na chave de Grand Slam, no top 100, no top 50, etc., ela abre as portas como o Guga fez para os meninos.
O terceiro é mostrar aos nossos tenistas que quando conseguimos um bom resultado ou uma bela conquista temos que focar por coisas maiores. Ela mostra que quer mais e não está feliz.
Quarto é a aula de humildade. Não importa se ela é 300 ou 100 ou 50 do mundo. Ela continua sendo a Teliana. Ela continua humilde e trabalhadora.
Quinto e mais bonito. Ao discursar no momento mais mágico de sua carreira lembrou do passado. Quantos atletas no Brasil mostram que tem amnésia quando chegam a algum lugar. Quantos esquecem quem os ajudou. Ela fez questão de agradecer ao Didier que a ajudou e a tirou de uma situação dura no começo de sua vida, mesmo hoje não treinando com ele.
Por essas e outras tantas eu sou fã dela. Teliana Pereira tira de seu jogo tudo que pode. Mostra a todos que o limite é nossa cabeça que coloca.
Parabéns, Teliana. Você é gigante!

O tenista espanhol RAFAEL NADAL venceu o ATP DE HAMBURGO, na ALEMANHA, ao superar o italiano FÁBIO FOGNINI na final, por 2 sets a 0, com um duplo 7/5. Foi uma revanche do ex-número 1 do mundo sobre FOGNINI, que o eliminara nas oitavas de BARCELONA e na semifinal do RIO OPEN deste ano. Apesar da temporada apagada, NADAL chegou ao terceiro título conquistado - antes vencera também os ATPs de BUENOS AIRES e STUTTGART.

Em DIADEMA, na região do ABC, o PM JOSÉ ALISON SANTOS MATIAS, 32 anos, foi morto com um tiro no peito e outro na barriga ao impedir o roubo de uma moto, ontem, às 14:30 horas. ele estava com a noiva na Avenida FAGUNDES DE OLIVEIRA quando presenciou a tentativa de roubo e deu voz de prisão. PM foi ferido na troca de tiros.

Um balão com quase quatro metros de altura caiu sobre um prédio na Rua SÃO VICENTE DE PAULO, na SANTA CECÍLIA, região central, por volta das 9 horas. Os bombeiros foram chamados para retirar o objeto que tinha desenhos do personagem PIU PIU e estava próximo à rede elétrica. A retirada do balão levou mais de uma hora e deixou os moradores do prédio apreensivos.

O ciclista JOSÉ MARIA AMORIM, de 55 anos, morreu ontem, por volta das 22 horas, após ser atropelado por um carro na Avenida SANTO AMARO, próximo à esquina da avenida com a Rua dos BRASÕES, em SANTO AMARO, na zona sul da capital. AMORIM estava no corredor exclusivo para ônibus, na altura do número 5.197 da Avenida SANTO AMARO, no sentido bairro/centro, quando foi atingido por um carro AUDI A3 prata, dirigido por um publicitário de 39 anos. O próprio motorista chamou a PM e aguardou no local até a chegada da polícia e dos socorristas.
No 11º DP, onde o caso foi registrado, o publicitário relatou que estava dirigindo no corredor de ônibus no sentido Centro e o ciclista cruzou a sua frente. O publicitário disse que tentou desviar, mas não conseguiu. O corpo do ciclista bateu violentamente no lado direito do parabrisa do automóvel. Os policiais militares que atenderam à ocorrência disseram na delegacia que o condutor do veículo não apresentava sinais de embriaguez. 

Uma mulher de 54 anos confundiu os pedais de freio e de aceleração e caiu, com seu automóvel, de uma altura de dez metros, na cidade de OURO, em SANTA CATARINA. Na queda, a casa na qual ela mora foi atingida. O ÔNIX branco era guardado na garagem em um prédio vizinho à residência. No momento da manobra, a mulher confundiu os pedais e acabou acelerando em vez de frear o veículo. O carro acertou uma das paredes do edifício e despencou em um dos quartos da casa. Por sorte, não havia ninguém na residência no momento do acidente. A motorista foi hospitalizada com cortes na mão, pé de dores na coluna lombar.

A Record exibiu na noite deste domingo (2) uma longa reportagem, na qual relata os bastidores do encontro entre os empresários Edir Macedo, dono da Record, e Silvio Santos, proprietário do SBT, a segunda e a terceira maiores emissoras do país, respectivamente. O encontro aconteceu durante a semana no Templo do Salomão, sede da Igreja Universal do Reino de Deus, em São Paulo, e foi exibido pelo "Domingo Espetacular", da Record, no mesmo horário do "Programa Silvio Santos".
Na reportagem, a Record mostra Silvio conhecendo detalhes do templo e falando sobre as suas raízes religiosas.  "Que coisa extraordinária. Um templo espetacular. Posso fotografar?", perguntou Silvio a Macedo. "Pode, claro. Fique à vontade", respondeu o bispo. "Eu tinha a maior vontade de conhecer. Eu viria aqui mesmo se a minha mulher não viesse", disse o dono do Baú.
Ainda durante o encontro, Silvio, de 84 anos, também brincou com a própria morte. "Quando eu morrer, o rabino também vai lá e faz uma reza", disse o apresentador, que é judeu, com a sua tradicional gargalhada. "Está longe, Silvio", amenizou a repórter Adriana Araújo. "Eu sei lá quando é que está. Eu sei que [a morte] é um sono profundo, deve ser gostoso dormir", brincou, em seguida.
Depois de 17 anos, Silvio Santos e Edir Macedo voltaram a se encontrar. A primeira vez aconteceu em 1998, quando Ratinho se desligou da Record e foi para o SBT. Silvio tomou a iniciativa de ir pessoalmente, numa manhã de domingo, sozinho, à igreja da avenida João Dias, em Santo Amaro, zona Sul de São Paulo, para tratar da questão da multa.
Além do casal Esther e Edir Macedo, a filha deles, Cristiane Cardoso também esteve presente, acompanhada do marido, Renato Cardoso. Iris Abravanel acompanhou o marido até o local.
Compra da TV Record
Através de um intermediário, Edir Macedo disputou a compra da TV Record --que pertencia a Silvio Santos e a família Machado de Carvalho-- com o Grupo Televisa, do México, com o Grupo Abril, com o Jornal do Brasil, o empresário Edevaldo Alves da Silva e o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia. Macedo levou a melhor em 1990.
O interesse de Edir Macedo pela Record começou por meio de uma ligação telefônica, em 1989, quando ainda morava em Nova York. "A Record estava indo bem, mas aí vieram aquelas loucuras do Silvio. Ele queria passar três vezes o mesmo filme em um dia. Silvio Santos é um extraordinário vendedor, um homem de grande intuição comercial e um péssimo diretor de programação. Você vê o SBT, aquilo é uma lástima. É extremamente inseguro. Você pode ser escravo do Ibope, mas não pode tirar um programa do ar depois de um dia", diz Edir Macedo, em um trecho do livro "O Bispo - A História Revelada de Edir Macedo", escrito por Christina Lemos e Douglas Tavolaro, publicado pela editora Larousse do Brasil, em outubro de 2007.
Segundo a biografia, Silvio Santos teria se arrependido da venda da Record ao descobrir que o comprador era o fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, mas que seria tarde, pois o pagamento da primeira parcela já havia sido efetuado.
À reportagem do "Domingo Espetacular", o dono do SBT nega a informação. Afirma apenas que não conhecia a IURD e também não sabia quem era Edir Macedo, naquela época.
No total, Edir Macedo assumiu uma dívida de US$ 45 milhões ao adquirir a Record, pagas em várias parcelas, e com muita dificuldade. Ele só conseguiu se livrar da dívida graças ao Plano Collor, que desvalorizou o dólar.

O circo amanheceu mais triste hoje. Aos 95 anos, ORLANDO ORFEI, fundador do CIRCO NAZIONALE D´ITALIA e do TIVOLI PARK e um dos maiores nomes do circo mundial, morreu na noite do sábado. O artista estava internado e em coma induzido, desde o dia 16 de julho no Hospital do Coração de DUQUE DE CAXIAS, na BAIXADA FLUMINENSE, RIO DE JANEIRO.
ORLANDO nasceu em 1920, na ITÁLIA, e veio para o BRASIL no fim da década de 1960. Aos 6 anos, começou a trabalhar no circo como palhaço e, ao longo dos anos, fez de tudo: foi mágico, equilibrista, malabarista e domador.
Durante uma visita ao BRASIL, no FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO, no MARACANANZINHO, ORLANDO se apaixonou pelo país e decidiu ficar. Em 1969, fundo o CIRCO NAZIONALE D´ITÁLIA, em SÃO PAULO, e três anos depois, o TIVOLI PARK, no RIO DE JANEIRO. Este último, inclusive, foi um dos mais famosos parques de diversão do país - o local encerrou suas atividades cerca de duas décadas depois.
Além disso, o artista também ficou conhecido pelo número "ÁGUAS DANÇANTES", uma tradição da família ORFEI.
O corpo de ORLANDO será velado na segunda-feira, dia 3 de agosto, a partir das 14 horas no Cemitério JARDIM DA SAUDADE DE MESQUITA. O enterro será no mesmo cemitério.

Mais de 9 mil bombeiros lutavam neste domingo contra mais de 20 incêndios que provocaram a morte de um oficial e obrigaram a retirada de milhares de pessoas do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, afetado pela seca mais grave de sua história.
"Desde quinta-feira milhares de raios desencadearam pequenos incêndios", anunciou o Calfire, organismo de prevenção de incêndios do estado, em um comunicado.
A previsão é de tempestades na região montanhosa nas próximas horas, mas com pouca chuva. Os raios podem iniciar novos focos de incêndio em um solo coberto por vegetação seca, após quatro anos de uma seca recorde.
Disseminados ao longo de todo o estado da costa oeste dos Estados Unidos, os 21 focos de incêndio forçaram pelo 12 mil habitantes a abandonar 5,2 mil casas.
O número inclui apenas as áreas de atuação do Calfire, que recebeu o reforço de muitos bombeiros de outros estados, especialmente do limítrofe Nevada. A Guarda Nacional da Califórnia também foi mobilizada.
Um dos incêndios mais devastadores, no condado de Lake, devastou 186 quilômetros quadrados e 24 casas em três dias. As chamas foram controladas em apenas 5%, segundo o Calfire.
Além dos incêndios provocados por raios, as autoridades abriram uma investigação para determinar a origem de ouros, mas não existem até o momento indícios de atos deliberados.
Outro incêndio, nos condados de Napa e Solano, foi controlado em 95% no sábado à noite, depois de ter devastado 32 quilômetros quadrados desde 22 de julho.
Na sexta-feira, o governador da Califórnia, Jerry Brown, decretou estado de emergência no estado.
"A severa seca e o clima extremo transformaram toda a Califórnia em um paiol", afirmou o governador em um comunicado, antes de anunciar a morte de Dave Ruhl, um bombeiro de 38 anos que viajou de Dakota do Sul para combater as chamas na floresta nacional de Modoc, ao noroeste da Califórnia.
A seca recorde que afeta o estado há quatro anos levou o governo local a impor fortes restrições ao consumo de água. Até 15 de julho foram registrados mais de 3,4 mil incêndios no estado, 900 a mais que no mesmo período em 2014.

O gabinete de segurança israelense aprovou neste domingo (2) a prisão, sem direito a julgamento, de cidadãos suspeitos de propagar a violência contra palestinos, em uma ofensiva voltada à captura dos responsáveis por um incêndio criminoso letal na Cisjordânia atribuído a extremistas judeus.
A extensão a israelenses da chamada "detenção administrativa", uma prática normalmente aplicada a militantes palestinos suspeitos e condenados internacionalmente, evidencia a frustração das autoridades com as falhas na missão de deter os ataques ultra-nacionalistas judeus.
O incêndio criminoso de uma casa palestina na sexta-feira, que deixou uma criança morta e feriu gravemente seus pais e irmão, ecoou no exterior e fez até com que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu prometesse reprimir o que ele chamou de "terrorismo" por "criminosos em nosso próprio país."
Ninguém assumiu responsabilidade pelo incêndio na vila de Duma, na Cisjordânia ocupada. Mas uma mensagem na parede em que se lia "vingança" em hebreu liga o crime a episódios passados de vandalismo e outros crimes de ódio promovidos por bandos de jovens fanáticos judeus que perseguem árabes, cristãos, ativistas pela paz ou propriedades do exército israelense.
O gabinete de segurança de Netanyahu agora decidiu estender as prisões administrativas aos israelenses, de forma a "dar os passos necessários para trazer os responsáveis à Justiça e prevenir novos ataques no futuro", segundo comunicado divulgado à imprensa. O gabinete classificou o incêndio em Duma de "ataque terrorista sob todos os aspectos".
De acordo com o grupo israelense de direitos humanos B'Tselem, 5.442 palestinos estão atualmente detidos sem direito a julgamento. O dado é do mês de junho.
A "detenção administrativa", que críticos estrangeiros veem como um duro golpe no devido processo legal, praticamente não havia sido aplicada contra cidadãos israelenses.

2 016    :     -    TERÇA-FEIRA
Sérgio Fernando Moro, natural de Maringá, nascido em 1972, filho de Odete Starke Moro e Dalton Áureo Moro, ex-professor de geografia da Universidade Estadual de Maringá, formou-se em direito pela Universidade Estadual de Maringá em 1995, tornando-se juiz federal um ano após, em 1996. Cursou o programa para instrução de advogados da Harvard Law School em 1998 e participou de programas de estudos sobre lavagem de dinheiro promovidos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. É Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Juiz Federal da 13.ª Vara de Curitiba. Ministra aulas de processo penal na Universidade Federal do Paraná e comanda a operação "Lava Jato". Casado, tem dois filhos.
Além da Operação Lava Jato, o juiz também conduziu o caso Banestado, que resultou na condenação de 97 pessoas, atuou na Operação Farol da Colina, onde decretou a prisão temporária de 103 suspeitos de evasão de divisas, sonegação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro . No caso do Escândalo do Mensalão, a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber convocou o juiz Sergio Moro para auxiliá-la, devido sua especialização em crimes financeiros e no combate à lavagem de dinheiro.
Foi indicado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil para concorrer a vaga deixada por Joaquim Barbosa no STF. Eleito o "Brasileiro do Ano de 2014" pela Revista "Isto É". Um dos 100 mais influentes do Brasil em 2014 pela Revista "Época". Na décima segunda edição do Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo, foi eleito a "Personalidade do Ano" de 2014 por seu trabalho frente às investigações da Lava Jato.



Há datas que ficam marcadas em nossas vidas. Este 2 de agosto é uma delas, talvez uma das mais importantes da história da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Vamos cumprir o dever cívico e patriótico de condecorar o Juis SÉRGIO MORO com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA.
Aguardo, ansiosamente, a chegada da MARINEI ÂNGELO CHALUB para irmos para o Aeroporto Internacional de GUARULHOS a fim de embarcar num voo da GOL, marcado para 10:20 horas.
Embora tenhamos chegado com bastante antecedência, não sentimos o transcorrer do tempo. FERNANDO MORENO e SANTOS viajam também para CURITIBA, a fim de se juntar à comitiva que irá para o Fórum da Justiça Federal, cumprindo o roteiro preparado pelo MARIANO TAGLIANETTI, nosso embaixador naquela cidade.
No aeroporto AFONSO PENA vamos nos encontrar com ANTONIO CARLOS ARISTIDES, que partiu mais cedo num voo que saiu do Aeroporto de CONGONHAS e com o historiador ALEXANDRE MATIAS GARDOLINSKI e DALTON SIMANN, que são os anfitriões que nos conduzirão ao local programado para a outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA ao JUIZ SÉRGIO MORO.
A alegria de nos encontrarmos com MARIANO TAGLIANETTI e os demais representantes da ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-3 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA não tem palavras que possam expressar esse momento único na nossa história.
Aguardamos a chegada do JUIZ SÉRGIO MORO, obedecendo o determinado por ele. 
RELAÇÃO PARTÍCIPES AUDIÊNCIA INSTITUCIONAL
AGRACIAMENTO MM. JUÍZ SERGIO FERNANDO MORO
MEDALHA CONSTITUCIONALISTA da SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC
DATA – 02/08/2.016
JUSTIÇA FEDERAL DE 1º GRAU
LOCAL – ANITA GARIBALDI 888 – Bairro Ahú / 2º andar
8º andar no próprio prédio da JUSTIÇA FEDERAL -  Os partícipes  se reunirão entre 13:00  e 13:30 horas no restaurante, podendo a medida que chegarem almoçar ou realizarem lanche.
14:00 horas TODOS  PARTÍCIPES DEVERÃO ESTAR NO 2º ANDAR / Vara JUIZ MORO

Comitiva de São Paulo  (Sociedade Veteranos de 32 – MMDC)
Cel. PM Mário Fonseca Ventura – Presidente
Marinei Ângelo Chalub de Oliveira
Fernando Moreno
Antônio Carlos Aristides
Major PM ANDERSON LIMA DE OLIVEIRA
1º TENENTE PM THIAGO SCLIFO ZUCON
Sargento TARCÍSIO CÂNDIDO DE AGUIAR
JORGE SANTOS

Comitiva de Curitiba (Assoc Paranaense MMDC 32 e Heróis do Cerco da Lapa
Des. Luís Renato Pedroso
Prof. Dirceu Guimarães Britto
Adv. Mariano Taglianetti
Empr. Carlos Moritz Vicente Gomes
Sra. Rocha Taglianetti
Empr. Jonas Spera
Prof. Dalton Simann
Historiador Alexandre Matias Gardolinsk
Major Antônio Maurício Guimarães
Adv. Ruy Teixeira
Adv. Antônio Lacerda Braga Neto
Ten Marcos Antônio Martins de Lima
Sra Selma Regina Martins de Lima
Ten João José Garcia
Ten Marco Antônio Piloto Lopes
Ten Mailton Dias da Rosa

Cronograma *** sugerido:
Cel. MÁRIO FONSECA VENTURA - Presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC  saúda o homenageado e procede à imposição da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA.
Adv. MARIANO TAGLIANETTI – orador oficial da Associação Paranaense MMDC 32 e Heróis do Cerco da Lapa, pronunciará breve alocução de 05 minutos.
MM. Juiz  SERGIO FERNANDO MORO / agradecimento
Fotos.

*** Por solicitação do MM. Juiz MORO a Visita Institucional não poderá exceder 20 (vinte) minutos, e por esse motivo ela será restrita ao rol de partícipes do texto.

Curitiba, 22 Julho 2.016

Após ser o Juiz SÉRGIO MORO condecorado com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, nosso embaixador no PARANÁ, MARIANO TAGLIANETTI, faz o seguinte pronunciamento:

ILUSTRE E IMPOLUTO JUIZ FEDERAL SÉRGIO FERNANDO MORO,  NOBRE PALADINO PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL MÁRIO FONSECA VENTURA E CEL JOÃO ALMEIDA PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC 32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA, TEN MARCOS ANTÔNIO MARTINS DE LIMA, PRESIDENTE DA AORE – ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DE CURITIBA TAMBÉM PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DE NOSSA ENTIDADE  ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC 32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA, MAILTON DIAS DA NOBREGA PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL, SENHORAS E SENHORES QUE PARTICIPAM DESTE ATO INSTITUCIONAL EM QUE A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA DE 32 É CONCEDIDA AO JUIZ MORO.
NESTE MOMENTO HISTÓRICO EM QUE A SOCIEDADE VETERANOS DE 32 MMDC AGRACIA V. EXA., JUIZ SÉRGIO FERNANDO MORO COM A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA – SÍMBOLO DE UMA REVOLUÇÃO ÚNICA EM QUE A NACIONALIDADE REGISTRA QUE O POVO LEVANTOU-SE EM ARMAS EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO, NOS É DADA A RARA OPORTUNIDADE DE EXTERNAR, EM NOSSA EXISTÊNCIA, CONVICÇÃO LASTRADA NA EXPERIÊNCIA DOS PAÍSES CIVILIZADOS DE QUE O RESPEITO A CONSTITUIÇÃO É COLUNA MESTRA DEMOCRÁTICA. NO BRASIL DO SÉCULO XXI V. EXA., CULTIVA ESSA VIRTUDE AO DESENVOLVER A FUNÇÃO JURISDICIONAL QUE LHE CONFIOU A REPÚBLICA, DANDO O PRIMEIRO PASSO PARA QUE EM NOSSA PÁTRIA HAJA REENCONTRO DA VERDADEIRA DEMOCRACIA.
NOSSO REPUBLICANISMO OU MELHOR, ARREMEDO DE REPUBLICANISMO NASCEU CULTIVANDO A CORRUPÇÃO, BASTA REMEMORAR O ESCÂNDALO DA RECEM PROCLAMADA REPÚBLICA: “O ENCILHAMENTO”, LOCUPLETAÇÃO IMORAL DOS APANIGUADOS DA ÉPOCA  DESCRITA POR VISCONDE DE TAUNAY: - “Cada cidadão foi um incorporador de bancos e companhias; quem ontem não tinha capacidade para dirigir uma bodega nas mais limitadas proporções, viu-se de improviso arvorado em diretor de altas finanças; cada cidadão descurou do seu ofício para jogar, e a praça do Rio de Janeiro metamorfoseou-se num abrir e fechar de olhos  em um Casino de Monte Carlos, com a diferença, porém, de haver em Mônaco um só príncipe e muito regime no Casino, e aqui serem muitos os príncipes e abundarem as falcatruas”.
DE LÁ PARA CÁ AVOLUMOU-SE E APERFEIÇOOU-SE A  CORRUPÇÃO COM PASSOS GIGANTESCOS..., SEM QUE AS INSTITUIÇÕES REPUBLICANAS DEFENDESSEM DE FATO PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS.
REITERAMOS PARABÈNS À V. Exa., PELO EXEMPLO DE JUIZ DIGNO, DE CONVICÇÕES LÚCIDAS, NAS QUAIS AS DECISÕES DE CARÁTER CONSTITUCIONAL PREVALECEM PARA ESTANCAR A CORRUPÇÃO, SEM  CONOTAÇÃO RÁBULA DE QUE EM DIREITO 2+2 RESULTAM  5, AO SABOR  DA PARCIALIDADE.
A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA  PASSA A IDENTIFICÁ-LO  JUIZ MORO COM OS IDEAIS DEFENDIDOS PELOS HERÓIS DE 32 NOS QUAIS SEUS CULTORES HOJE PUGNAM COMO V. EXA., PELO RESPEITO PÉTREO A CARTA MAGNA.
ORAÇÃO PROFERIDA PELO EMBAIXADOR MMDC MARIANO TAGLIANETTI, TAMBÉM ORADOR OFICIAL DA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC 32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA NO ATO INSTITUCIONAL DE IMPOSIÇÃO DA MEDALHA CONSTITUCIONALISTA AO IMPOLUTO JUIZ SÉRGIO FERNANDO MORO.
Curitiba, 02 agosto 2.016.
FÓRUM DA JUSTIÇA FEDERAL.  O JUIZ

O JUIZ SÉRGIO MORO é aplaudido por todos e as fotos mostram o quanto ele é querido por nós. A maneira como nos recebeu, as suas palavras demonstrando a dura realidade pela qual passa a nação, são provas de seu trabalho incansável para tentar moralizar este país. Simplesmente ficamos encantados pela sua pessoa.
Ainda permanecemos alguns momentos na Justiça Federal, em contato com nossos irmãos da Associação Paranaense MMDC-32 e HERÓIS DO CERCO DA LAPA.
ALEXANDRE MATIAS GARDOLINSKI, em seu carro, leva-nos para o Aeroporto AFONSO PENA. Ali, encontramo-nos com FERNANDO MORENO, SANTOS, TENENTE-CORONEL PM LIMA e SARGENTO TARCÍSIO. É o momento de comentarmos o importantíssimo encontro com o JUIZ SÉRGIO MORO e o significado da condecoração que acabamos de fazer a esse herói dos nossos dias.
MORENO, SANTOS, MARINEI e eu retornamos tranquilamente para GUARULHOS, certo de que cumprimos com o nosso dever em agraciar o JUIZ MORO com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA.
Vamos nos despedir no Aeroporto de CUMBICA. MARINEI transporta-me até em casa.
Recebo a seguinte mensagem de MARIANO TAGLIANETTI:
Caríssimo Cel. VENTURA, boa noite !

Hoje o nobre paladino, com SUA presença, marcou mais uma página indelével, dentre tantas que  lançou , na saga que porfía dedicada à PÁTRIA !
Fraternal apreço, Mariano.
Ainda nesta noite vejo as imagens de CURITIBA e a belíssima repercussão que teve o ato da Sociedade neste histórico 2 de agosto. Coloco em meu blog o pronunciamento do TAGLIANETTI.
Gilberto Bastos assim se expressou: Condecorar o Juiz Sérgio Moro acho que é a mais pura expressão de civismo e reconhecimento as nossas instituições neste caso ao nosso poder judiciário na pessoa desse brasileiro que tem se mostrado um ser ímpar dentro desse mundo de corrupção parabéns a SOCIEDADE MMDC VETERANOS DE 32...

Mas fico com o coração partido ao receber um telefonema da LÍGIA. Ela conta que seu pai deverá sofrer uma nova cirurgia amanhã. Seu estado é delicado. Houve necrose no local da amputação da perna e isso é grave. Pede ela para que façamos uma corrente de fé, rezando pela sua vida. Contristado, coloco uma mensagem no grupo da Sociedade, cumprindo com o prometido a ela. Também aviso a MARINEI, pois a LÍGIA tentou entrar em contato com ela.     

A Polícia Civil investiga a morte de um cadeirante dentro do EDIFÍCIO COPAN, na região central de SÃO PAULO. O corpo do aposentado ALEXANDRE MARTINS foi achado em estado de decomposição pelos policiais após vizinhos reclamarem do mau-cheiro.
ALEXANDRE estava no chão, perto da cadeira de rodas que usava para se locomover. Ele morava no terceiro andar do quinto bloco do edifício, um dos cartões postais de SÃO PAULO. O prédio foi projetado pelo arquiteto OSCAR NIEMEYER na década de 1950.
Hoje moram mais de duas mil pessoas no COPAN, que conta com 20 elevadores, mais de 220 vagas para carros no subsolo e área comercial no térreo om aproximadamente 70 lojas.
O corpo do aposentado foi levado ao Instituto Médico Legal, que irá fazer um laudo necroscópico para apontar a causa da morte. A polícia não descarta a hipótese de suicídio ou morte natural porque não havia sinais de arrombamento no imóvel.

Homens fortemente armados invadiram, nesta madrugada, o INTERNACIONAL SHOPPING, na Rodovia PRESIDENTE DUTRA, em GUARULHOS. Explodiram caixas eletrônicos. Conseguiram levar o dinheiro das máquinas do BANCO DO BRASIL e do SANTANDER. A polícia chegou a tempo no local, após ser acionada por seguranças, mas foi recebida a tiros. Os homens conseguiram fugir com o dinheiro. Os bancos não disseram quanto foi levado.

Ao final de várias reuniões nos últimos dias com o presidente interino MICHEL TEMER, e a cúpula do PMDB, o presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, decidiu hoje que o início do julgamento final da presidente DILMA será no dia 25 e não no dia 29, como anunciado pelo STF, e deve ser concluído até o dia 29.
Seguindo o cronograma aprovado no Senado, RENAN disse que as testemunhas de acusação e defesa, inclusive a presidente afastada, serão ouvidos até no sábado e domingo, caso isso seja necessário.
Hoje, aliados de DILMA apresentaram voto contra o impeachment, mas o pedido foi rejeitado pela comissão. O documento elaborado pelo PT e assinado pelos senadores LINDEBERGH FARIAS, GLEIXI HOFFMANN e KÁTIA ABREU, o Tribunal de Contas da União, TEMER e o ex-presidente da Câmara e deputado afastado, EDUARDO CUNHA, por um “golpe branco e manso” contra a petista.

DILMA vê i impeachment cada vez mais próximo. Relator do processo na Comissão Especial do Senado, o senador ANTONIO ANASTASIA apresentou hoje parecer em que diz haver provas para o julgamento definitivo da presidente afastada. O relatório será votado pela comissão no dia 4 de agosto e a expectativa é que seja aprovado pela maioria.
No documento, o senador diz que “a gravidade dos fatos constatados não deixa dúvidas quanto à existência não de meras formalidades contábeis, mas de um autêntico atentado à Constituição”.
Pelo parecer, houve descumprimento das leis numa “ação coordenada” de órgãos e entidades e isso jamais ocorreria sem conhecimento do comando do governo.
Legalmente, o relator pede a saída de DILMA, “pela abertura de créditos suplementares sem autorização do Congresso e pela realização de operações de crédito com o BANCO DO BRASIL para realizar o PLANO SAFRA”. Conhecida como “pedalada fiscal”, a operação com o PLANO SAFRA envolveu dois bilhões de reais. O relator ainda acusa a gestão DILMA de ter cometido “expansão insustentável dos gastos públicos” e um “vale-tudo” orçamentário e fiscal.
Ao final do parecer, o senador adota um tom político e afirma que o processo é sobre a gestão de DILMA e não sobre sua baixa popularidade.
Ao todo, são três fases do impeachment no Senado: a abertura do processo, ocorrida em maio; a votação do juízo no dia 9 e o julgamento final, no dia 25. O calendário foi acertado entre o STF e o Senado. Pela lei, DILMA pode ficar afastada até 180 dias. O impeachment tem de ser aprovado por 2/3 dos senadores, ou seja, ao menos 54 dos 81 parlamentares. O Planalto quer já na votação do dia 9 o placar de 54 votos.

A OPERAÇÃO “RESTA UM”, realizada hoje pela força-tarefa da LAVA JATO, apura como 2,4 milhões de reais desviados da PETROBRÁS abasteceram a campanha de reeleição do ex-presidente LULA em 2006. O consórcio QUIP, liderado pela QUEIROZ GALVÃO, teria repassado o dinheiro ao caixa dois da campanha do petista, de acordo com delatores, todos executivos da empreiteira. A LAVA JATO prendeu hoje o ex-presidente da QUEIROZ GALVÃO e ex-diretor da construtora OTHON ZANOIDE DE MORAES FILHO. A PF apura ainda como a QUEIROZ GALVÃO pagou propina de 10 milhões de reais ao então presidente do PSDB e senador SÉRGIO GUERRA, morto em 2014, para abafar a CPI DA PETROBRÁS, em 2009.

O RIO GRANDE DO NORTE teve na última segunda-feira o quarto dia de ataques a prédios públicos e veículos na capital e interior do estado em represália à instalação de bloqueadores de celular em uma penitenciária. Segundo a PM, 21 cidades registraram 80 ocorrências desde a sexta-feira, entre incêndios, depredações e disparos contra prédios. Cerca de sessenta suspeitos foram detidos.









Um comentário:

susan disse...

Olá a todos,

Eu sou deputada Susan famish, estou escrevendo esta carta de testemunho, porque sou muito grato pelo que a Sra Clara Morgan fez por mim e minha família, quando eu pensei que não havia esperança de novo, ela veio e fazer a minha família se sentir vivo novamente, levando-nos um empréstimo de baixa taxa de juros de 3% nunca pensei que ainda existem credores empréstimo genuínos na Internet, mas a minha maior surpresa eu tenho o meu empréstimo sem perder muito tempo, por isso, se você está lá fora à procura de um empréstimo para quaisquer razões financeiras em tudo, então eu vou aconselhá-lo a enviar e-mail Sra Clara Morgan na VIA: {clara_morgan@outlook.com} para mais informações SOBRE a OPERAÇÃO

DESEJO A TODOS O MELHOR

Cumprimentos
Mrs Susan famish