quarta-feira, 31 de agosto de 2016

26 DE AGOSTO DE 2016 - SEXTA-FEIRA



DIA   V I N T E   E   S E I S    DE    A G O S T O    DE    2016    -    SEXTA-FEIRA.
79 anos, 7 meses e 31 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
48º DIA DO ANO 67º
58 anos e 83 dias na PMESP
57 anos e 196 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 803 dias – 497 364 horas.
52 anos e 354 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL 
28 anos e 166 dias no Posto de Coronel – 341 meses e 14 dias.
5 anos e 50 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 454 dias C O R O N E L - 24 anos e 256 dias na reserva.
11 010-263 996                          10 454-250 724                             10 916-250 364.
DIA DE SANTA MICAELA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO. Nasceu em MADRI, possuía o título de VISCONDESSA DE JORBALÁN e empregou toda a sua fortuna em obras de misericórdia. Fundou a Congregação das Senhoras Adoradoras e Escravas do Santíssimo Sacramento, destinada a acolher pecadoras públicas arrependidas.
DIA DE SÃO CESÁRIO. Nasceu em CHALONS-SUR-SAONE, em 470. Aos 18 anos, fugiu de casa e foi à procura de SÃO SILVESTRE, bispo de CHALONS. Três anos depois, ingressou no MOSTEIRO DE LÉRINS. Foi nomeado bispo em 502. Morreu em 542.

1945 a. BATALHA DE MANZIKERT é travada entre o Império Bizantino e a TURQUIA, em 26 de agosto de 1071. Em uma das lutas mais decisivas da História, os bizantinos são derrotados pelos turcos seljúcidas, seu imperador é preso e eles perdem a maior parte da ANTATÓLIA (atual TURQUIA). A situação se deteriora rapidamente: como resultado, há o avanço do islamismo e o surgimento das CRUZADAS.
670 a. do uso, pela primeira vez, do “canhão”, na BATALHA DE CRECY, em 26 de agosto de 1346, durante a GUERRA DOS CEM ANOS. Foi decisiva para que um exército inglês de 50 mil soldados derrotasse seu adversário francês de 100 mil homens. A palavra “canhão” vem do espanhol, “caño” e significa cano grande. Foi inventado no século VII e empregado nessa batalha (CRECY).
227 a. da aprovação da DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO, durante a REVOLUÇÃO FRANCESA, em 26 de agosto de 1789. Pouco mais de um mês da queda da BASTILHA, a Assembléia Nacional Constituinte aprova o texto final da Declaração. O documento surgiu como um preâmbulo à elaboração da Constituição do país, principal missão dos parlamentares franceses reunidos em assembléia (e que foi promulgada só dois anos depois). O texto foi aprovado após muito debate e dezenas de sugestões de declaração. Inspirado nos princípios iluministas e na Declaração de Independência Americana, de 1776, o documento francês é composto de uma apresentação e 17 artigos. Pela primeira vez eram proclamados os direitos nacionais do homem moderno – como liberdade, propriedade, segurança e resistência à opressão – visando abranger toda a humanidade. O documento também serviu como inspiração para textos similares em países da AMÉRICA e EUROPA, incluindo a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, de 1948.
224 a. nasce MANUEL ORIBE, militar e político uruguaio, em 26 de agosto de 1792.
217 a. da derrota das tropas austríacas na BATALHA DE ZURIQUE, na SUÍÇA, pelo General francês MASSENA, salvando novamente a FRANÇA, em 26 de agosto de 1799.
188 a. falece FRANÇOIS JOSEP GALL, filósofo francês, em 26 de agosto de 1828.
136 a. nasce GUILLAUME APOLLINAIRE, poeta ítalo-polaco que encabeçou a vanguarda francesa, em 26 de agosto de 1880.
134 a. falece ANTÔNIO PLAZA, poeta mexicano, em 26 de agosto de 1882.
126 a. da primeira execução em uma cadeira elétrica nos ESTADOS UNIDOS, na prisão de NOVA YORK de AUBURU, em 26 de agosto de 1890.
123 a. do MUSEU DO IPIRANGA. Fundado em 26 de agosto de 1893.
122 a. da MATERNIDADE SÃO PAULO. Fundada em 26 de agosto de 1894.
120 a. ANDRÉS BONIFÁCIO dá o grito de independência das FILIPINAS e começa a lutar contra o domínio espanhol, em 26 de agosto de 1896.
119 a. das seguintes publicações no DIÁRIO POPULAR de 26 de agosto de 1897: em virtude de uma lei municipal está o intendente de Polícia e Higiene autorizado a contratar com GUILHERME RUDGE a construção por si ou empresa que organizar, de duas mil casas, de quatro tipos diversos, formando Vilas Operárias, quando o terreno o permitir, de acordo com os planos que apresentará à aprovação.
O doutor intendente de Polícia proibiu fumar-se dentro do recinto dos teatros, nos corredores, etc. Ante-ontem a proibição foi executada à risca, ontem porém no POLYTHEAMA fumava-se e ninguém se incomodou com o caso. Então fuma-se ou não?
Morreu assassinado a tiros de revólver em MONTEVIDÉU o senhor Don JUAN IDIARTE BORDA, Presidente da República Oriental do URUGUAI. O bárbaro crime alarmou toda a população que ontem comemorava o 72º aniversário da independência da Pátria. Saia da igreja, o presidente IDIARTE BORDA, depois de assistir ao TE-DEUM quando o assassino apontou-lhe um revólver e desfechando tiros causou-lhe a morte. As festas que se faziam em MONTEVIDÉU para solenização do aniversário da independência foram todas suspensas logo que circulou a notícia de haver caído assassinado o senhor JUAN IDIARTE BORDA. 
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR em 26 de agosto de 1898: o senhor doutor CAMPOS SALLES dirigiu hoje um ofício ao Congresso deste Estado, renunciando o cargo de presidente do Estado e agradecendo o concurso que lhe foi dispensado pelos senhores congressistas.
O senhor doutor CAMPOS SALLES, presidente eleito da República, continua sendo muito visitado. S. S. visitará amanhã, com sua família, o senhor PRUDENTE DE MORAES.
O senhor PRUDENTE DE MORAES, antes de passar o governo ao senhor doutor CAMPOS SALLES, dará um banquete político, no qual tomarão parte os ministros, o corpo diplomático e amigos íntimos.
Segundo opinião de alguns importantes fazendeiros de JABOTICABAL, se a seca prolongar-se por mais oito dias, será muito prejudicial à florada, comprometendo de modo espantoso a futura safra.
Parece que a comissão de limites do CHILE com a ARGENTINA não chegará a resultados satisfatórios; os peritos sustentam os interesses de seus respectivos países. O presidente do CHILE tem mostrado a todos os diplomatas os planos do traçado da linha divisória.
Segue amanhã de retorno para o RIO o doutor LUIZ PIZA, presidente da Câmara desse Estado. Este distinto cavalheiro visitou ontem a Associação Comercial de São Paulo, sendo dignamente recebido.  
115 a. das publicações no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 26 de agosto de 1901 (segunda-feira):
ROMA – Segundo publicam jornais bem informados, o governo da ITÁLIA resolveu mandar um navio de guerra ao Estado do PANANÁ, na COLOMBIA, para o fim de proteger os italianos, alegando não poderem eles conseguir das autoridades do país a proteção devida.
LONDRES – Telegramas de CAPETOWN dizem que forças boers avançam em direção à COLONIA DO CABO, e que a coluna do GENERAL SCHEEEPERRS ameaça OUTDTSHOORN. Acrescenta o mesmo despacho que outro comando avança contra CAPEREYNER.
NOVA YORK – houve ontem à tarde, na cidade vizinha, medonha chuva que, além dos prejuízos materiais em diversas partes da JERSEY-CITY, em que muitas casas, igrejas e teatros estão em ruínas, causou danos também muito grandes em NOVA YORK CITY.
Na BAHIA têm sido distribuídos avulsos escritos em linguagem violenta, atacando o PADRE JÚLIO MARIA, que nas conferências religiosas, que ali está realizando, tem atacado a REPÚBLICA. Por esse motivo, naquela capital está sendo preparada uma manifestação contra esse pregador.
PARIS – A população de PARIS é quase toda de adventícia, 64 por cento dos habitantes da capital da FRANÇA são estrangeiros ou provincianos. A proporção dos parisienses em sua cidade natal é de 36 por cento. Nenhuma outra capital da EUROPA apresenta tão pequena cifra de naturais em relação aos estranhos. Em VIENA a proporção é de 47%, 41% em BERLIM, 40% em SÃO PETERSBURGO E 65% em LONDRES. 
111 a. das notícias publicadas nos jornais, no dia 26 de agosto de 1905, referindo-se aos plenipotenciários japoneses que apresentaram uma proposta com caráter de ultimatum aos plenipotenciários da RÚSSIA exigindo 120 milhões esterlinos pela metade da ilha SAKATINA. O presidente ROOSEVELT mostra-se bastante preocupado com a marcha das negociações.
110 a. nasce o cientista ALBERT SABIN em 26 de agosto de 1906, na cidade de BIALYSTOK, então parte da RÚSSIA (atualmente na POLÔNIA). Imigrou em 1921 para os ESTADOS UNIDOS com sua família. SABIN estudou medicina na Universidade de NOVA YORK e desenvolveu um intenso interesse em pesquisa, especialmente na área de doenças infecciosas. Em 1931, completou o doutorado em medicina. Passou uma temporada trabalhando em LONDRES em 1934, como representante do Conselho Americano de Pesquisas. De volta aos ESTADOS UNIDOS, tornou-se pesquisador do Instituto ROCKFELLER de Pesquisas Médicas. Nesse instituto, demonstrou o crescimento do vírus da poliomielite em tecidos humanos. SABIN esteve várias vezes no BRASIL, acompanhando pessoalmente o combate à poliomielite, tendo se casado em 1972 com a brasileira HELOÍSA SABIN. Centenas de escolas, hospitais, clínicas e instituições brasileiras levam o seu nome. O cientista recebeu do governo brasileiro, em 1967, a GRÃ-CRUZ DO MÉRITO NACIONAL. Em 1946, SABIN tornou-se o líder de Pesquisa Pediátrica na Universidade de CINCINNATI. Publicou mais de 350 estudos, que incluem trabalhos sobre pneumonia, encefalite, câncer e dengue; foi o primeiro a isolar o vírus da dengue: o tipo 1 na área do mediterrâneo, durante a Segunda Guerra Mundial, ele e outros pesquisadores, notadamente JONAS SALK em PITTSBURGH, iniciaram a busca por uma vacina para prevenir ou amenizar a doença. A vacina de SALK, desenvolvida com vírus “inativado ou morto”, foi testada e liberada para o uso em 1955. Ela era eficaz na prevenção da maioria das complicações da pólio, mas não prevenia a infecção inicial de acontecer. A inovação de SABIN aconteceu cerca de cinco anos depois, quando o Serviço Público de Saúde dos ESTADOS UNIDOS apoiou sua vacina com vírus “vivo” para a pólio em 1961. Seu produto, preparado com o vírus atenuado da pólio, poderia ser tomada oralmente, e prevenia a contração da moléstia. Esta é a vacina que eliminou efetivamente a pólio em quase todo o mundo (exceto em alguns países na ÁFRICA e ÁSIA). SABIN renunciou aos direitos de patente da vacina que criou, facilitando a difusão da mesma e permitindo que crianças de todo o mundo fossem imunizadas. ALBERT SABIN falece em 3 de março de 1993, de ataque cardíaco, aos 86 anos, em sua casa em WASHINGTON. No mesmo ano, foi fundado naquela cidade o INSTITUTO SABIN DE VACINAS, a fim de dar prosseguimento às pesquisas sobre vacinas e perpetuar o legado construído por ele.
109 a. da apresentação, pelo mágico HOUDINI, húngaro naturalizado americano, pela primeira vez, do truque de se livrar de algemas dentro de um tanque cheio de água, em 26 de agosto de 1907.
106 a. (NOVA YORK) Sabe-se, por uma estatística que acaba de ser publicada, que se verifica que nos últimos dez anos entraram no território dos ESTADOS UNIDOS nove milhões de imigrantes. Publicação nos jornais em 26 de agosto de 1910.
105 a. (VENEZA) Foi iniciada a demolição dos andaimes que cobrem o campanário da igreja de SÃO MARCOS. Falta apenas construir a cúspide sobre a qual se elevará um anjo. A inauguração está marcada para o dia 25 de abril de 1912. (publicado no jornal O ESTADO em 26 de agosto de 1911).
102 a. do ESPORTE CLUBE PALMEIRAS. Montar um clube de futebol com o qual os imigrantes italianos e seus descendentes pudessem se identificar. Esse era o sonho de LUIGI CERVO, VICENZO RAGOGNETTI, EZEQUIEL SIMONE e LUIGI EMMANUELLE MARZO, que em 26 de agosto de 1914 fundaram a SOCIETÀ ESPORTIVA PALESTRA ITÁLIA, com sede em um prédio na Rua LIBERO BADARÓ. Em 1920, uma grande área da Cia. Cervejaria ANTÁRCTICA PAULISTA, na ÁGUA BRANCA, foi comprada para a construção do estádio, que seria inaugurado em 1933. Quando o BRASIL entrou na II GUERRA MUNDIAL, o clube teve de mudar de nome e passou a se chamar SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS. Em 1902 a Companhia ANTÁRCTICA PAULISTA cria o PARQUE DA ANTÁCTICA, um espaço de lazer de 300 mil quadrados. Em 1917 o PALESTRA ITÁLIA começa a mandar os seus jogos nesse local. Já em 1920, com apoio da Companhia MATARAZZO, o PALESTRA compra o campo e boa parte do terreno. No primeiro jogo como dono do estádio, o VERDÃO vence o MACKENZIE pela goleada de 7 a 0. Em 1976 o PALMEIRAS vence o XV DE PIRACICABA e conquista o PAULISTÃO diante de 40.283 pessoas, recorde de público do estádio. Em 1999, com um time cheio de estrelas bancados pela PARMALAT, o VERDÃO conquista um dos títulos mais importantes de sua história: a LIBERTADORES. Em 2010, amistoso contra o BOCA JUNIORS marca a despedida do antigo estádio. PALMEIRAS perde o jogo por 2 a 0.
DIÁRIO DE SÃO PAULO de 26 de agosto de 2014. O PALMEIRAS completa hoje 100 anos de vida e o torcedor do clube vai receber, em breve, um presente à altura de sua história: um estádio novinho em folha. A data de entrega do ALLIANZ PARQUE ainda não foi anunciada, mas a expectativa é que tudo esteja pronto até outubro.
Projetado para ser uma das mais modernas e confortáveis arenas multiuso do mundo – e sem contar com investimento público em suas obras – o novo PALESTRA ITÁLIA é motivo de orgulho para os palmeirenses. Com 95% dos trabalhos concluídos, está praticamente embalado para presente.
No mês passado – julho de 2014 – o gramado foi plantado. Milhares de cadeiras também já estão instaladas. Detalhe: todos os lugares do estádio são protegidos da chuva – a cobertura da arena também está finalizada. Assim, faltam pequenos retoques de acabamento para o estádio ser, enfim, inaugurado.
A transformação do antigo PALESTRA ITÁLIA em ALLIANZ PARQUE foi bancada pela WTORRE. Durante 30 anos, a construtora administrará o estádio. Mesmo assim, o PALMEIRAS ficará com todo o dinheiro arrecadado a partir da venda de ingressos nas partidas da equipe.
Além de receber os jogos do ALVIVERDE, o ALLIANZ PARQUE tem tudo para se tornar o palco principal dos grandes shows da cidade. Localizado em uma área nobre de SÃO PAULO, na zona oeste, a arena tende a ficar com parte dos concertos realizados hoje no MORUMBI.
102 a. nasce JÚLIO CORTÁZAR, escritor argentino, no dia 26 de agosto de 1914.
 101 a. da declaração de guerra contra a ALEMANHA, por parte da ITÁLIA, na PRIMEIRA GRANDE GUERRA. As forças de MACKENSEN conquistam BREST-LITOVSK, em 26 de agosto de 1915.
  96 a. da primeira retransmissão radiofônica em BUENOS AIRES, no dia 26 de agosto de 1920.
  96 a. da aprovação nos EUA, da 19 ª Constituição. Uma das novidades era o direito de voto às mulheres, em 26 de agosto de 1920.
  91 a. nasce ALAIN PEYREFITTE, político e escritor francês, em 26 de agosto de 1925.
  86 a. nasce o CORONEL PM Ref. JOSÉ ALVES DE CARVALHO em 26 de agosto de 1930. Foi nosso instrutor na ESCOLA DE OFICIAIS, como tenente. Depois, como MAJOR, comandou interinamente o 9º BPM. Em 1975, como capitão, fui transferido para esse batalhão, servindo sob o seu comando. Mais tarde, já como CORONEL, comandou o COMANDO DE POLICIAMENTO DE CHOQUE (quando ali eu já servia como MAJOR PM), de onde foi transferido para comandar a ACADEMIA DA POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO (ali, quando ainda era CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO, trabalhou como soldado da antiga Força Pública).
  85 a. do início de um movimento revolucionário em PORTUGAL contra a ditadura do GENERAL CARDONA, em 26 de agosto de 1931.
  82 a. do assassinato do chanceler austríaco ENGELBERT DOLFUSS, durante uma tentativa de golpe nazista, em 26 de agosto de 1934.
  81 a. nasce o ex-jogador de futebol JOSÉ MANUEL RAMOS DELGADO em QUILMES (ARGENTINA) em 26 de agosto de 1935. Jogou no LANÚS (1953 a 1958); RIVER PLATE (1958 a 1965); BANFIELD (1966 a 1967); SANTOS (1967 a 1972) e PORTUGUESA SANTISTA (1973). Foi tricampeão paulista (1967/68/69) e campeão da TAÇA ROBERTO GOMES PEDROSA, em 1968. RAMOS DELGADO se aposentou em 1973, mas continuou morando no BRASIL por mais cinco anos, antes de retornar para BUENOS AIRES. “Trabalhei em alguns clubes de lá, também passei pelo PERU e voltei para o SANTOS para ser supervisor do time principal de 1995 até 2000. Voltei novamente para a ARGENTINA e retornei ao SANTOS em agosto de 2004”, disse RAMOS DELGADO. 
  80 a. em que a BRITISH BROADCASTING CORPORATION (BBC) consegue atuar a sua primeira transmissão mundial de televisão, em 26 de agosto de 1936.
  80 a. da realização do PACTO EGÍPCIO-BRITÂNICO, determinando que a INGLATERRA possa ocupar o CANAL DE SUEZ durante 20 anos, em 26 de agosto de 1936.
  79 a. nasce a minha prima CARMEM, filha de tia COTA em 26 de agosto de 1937.
  74 a. das tropas alemãs chegando a STALINGRADO, e forças soviéticas bombardeiam BERLIM, STETTIN e DANTZIG, em 26 de agosto de 1942. Aviões da FAB atacam U-BOOTS próximos às cidades de ARARANGUÁ, SANTA CATARINA, seriamente danificado, e IGUAPE (SP), esse sem causar danos (a luta prosseguiu em 28 de agosto).
  64 a. da realização, pela primeira vez, em um dia, do voo de ida e volta sobre o Oceano Atlântico, em 26 de agosto de 1952.
  62 a. do velório de GETÚLIO VARGAS em SÃO BORJA (RS), no dia 26 de agosto de 1954. Durante toda a noite e madrugada, a população foi se despedir de seu filho mais ilustre, o presidente da República GETÚLIO VARGAS. A temperatura havia caído bastante, mas não foi motivo para que as filas, formadas em torno da prefeitura, diminuíssem. Às 11 horas, após uma breve oração e a bênção do padre da paróquia local, o caixão coberto com a bandeira do BRASIL deixou o salão nobre do executivo de SÃO BORJA em direção ao cemitério municipal, nos ombros de amigos e de correligionários de GETÚLIO. Mais uma vez, a família dispensou as honras militares.
Uma multidão calculada em 40 mil pessoas acompanhou o corpo do presidente, cantando várias vezes, durante o trajeto, o HINO NACIONAL. Compareceram representantes oficiais de vários estados e de municípios gaúchos. Por cessão do presidente JUAN DOMINGO PERÓN, um avião do governo da ARGENTINA trouxe o embaixador brasileiro em BUENOS AIRES, ORLANDO LEITE RIBEIRO, que apresentou os pêsames à família enlutada. À beira do túmulo, o deputado JOÃO GOULART, presidente do PTB, foi o primeiro a discursar. Começou lendo a “CARTA TESTAMENTO” dirigida ao povo brasileiro, que lhe havia sido entregue por GETÚLIO após a última reunião ministerial, ainda na madrugada do suicídio. Seu juramento final ecoou dramaticamente no silêncio e tranqüilidade do pequeno cemitério: “Ela há de ser também o hino do povo, que recebe com lágrimas o sangue que deste por ele”. Aos prantos, JANGO abraçou o caixão do presidente. Logo após, falou o deputado RUY RAMOS: “GETÚLIO, aqui estamos para empunhar a espada que legaste ao povo...”
O ministro OSVALDO ARANHA proferiu o mais inflamado e emocionado dos discursos. Com lágrimas nos olhos e de punhos cerrados, iniciou sua oração: “Saímos juntos daqui e não voltamos juntos porque tu poupaste a minha vida. Juntos, vivemos juntos sonhamos. As tuas decisões foram sempre as melhores. Olhando para ti, estou olhando para o BRASIL. O que será de nós neste transe que se abre? Nós te continuaremos na morte, mais fiéis do que na vida ...Costuma-se dizer que, para escrever a História do BRASIL, é preciso molhar a pena no sangue. No futuro, dir-se-á: quando se quiser escrever a História do BRASIL,  é preciso molhar a pena no teu coração, GETÚLIO”.
As palavras do ministro da Justiça, TANCREDO NEVES, não foram menos candentes: “MINAS aqui está a seu lado, presidente, como sempre esteve. Foi de MINAS que partiu o primeiro tiro da Revolução que o conduziria ao poder. Foi em MINAS, presidente, que o senhor recebeu a última e consagradora manifestação popular, quando há dias ali esteve, plantando mais uma usina, para a emancipação econômica do nosso país... A morte do Senhor GETÚLIO VARGAS separou o BRASIL em dois grupos – de um lado, os vendidos ao capital colonizador, que suga o sangue do povo; de outro lado, aqueles que querem que o BRASIL seja dominado por brasileiros. Matou-te a plutocracia reacionária, acumpliciada com alguns traidores. Diante de tua memória juramos que teu sacrifício não foi inútil. Não te faltaremos depois de morto”. Finalizando, disse: “A bandeira de VARGAS é hoje a bandeira do que o nosso povo possui de melhor, mais puro, mais heróico”.
Usou a palavra, ainda, o governador do Estado do RIO GRANDE DO SUL, ERNESTO DORNELLES: “VARGAS será, através dos tempos, o líder do povo”. O representante do governador do PARANÁ, deputado federal do PTB, PARAÍLIO BORBA, falou: “A energia do PARANÁ está pronta para a luta” e ANÍBAL DI PRIMIO BECK, secretário de Estado das OBRAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL e vice-presidente da Comissão Executiva Estadual Gaúcha do PTB, que afirmou: “Teu túmulo será o santuário dos trabalhistas”.
Às 11:50 horas daquela fria manhã, ao som do HINO NACIONAL BRASILEIRO, cantado por milhares de vozes emocionadas, o esquife do presidente VARGAS desceu ao túmulo da família, construído em 1920, onde estavam sepultados seus pais, dona CÂNDIDA DORNELLES VARGAS, falecida em 1936, e o general MANOEL DO NASCIMENTO VARGAS, morto em 1943.
As emissoras de rádio de PORTO ALEGRE não puderam transmitir o sepultamento em virtude dos acontecimentos verificados no dia 24 de agosto, quando diversos prédios foram depredados na capital gaúcha e a companhia telefônica foi obrigada a permanecer fechada por vários dias.
  59 a. falece JOÃO ARNSTEIN ARNO, em 26 de agosto de 1957. A família ARNSTEIN fundou em 1882 uma empresa de importação na cidade de TRIESTE, no Império AUSTRO-HÚNGARO. O principal produto de importação era o café, vindo do BRASIL. Em todas as sacas de café, ARNSTEIN estampava o nome “ARNO”. Em 1922, o filho mais jovem, HANS, decidiu fazer estágios ao redor do mundo. Ele trocou a EUROPA por SÃO PAULO em 1938. Decidiu mudar seu nome de HANS para JOÃO ARNSTEIN ARNO. Comprou uma fábrica de motores elétricos, que viria a se transformar na ARNO em 1944. No bairro da MÓOCA uma avenida homenageia JOÃO, com o nome de Av ARNO.  
  55 a. na conversão da BIRMÂNIA na primeira república budista do mundo, em 26 de agosto de 1961.
  53 a. das anotações feitas em 26 de agosto de 1963: ANO 14º - MÊS 2º - DIA 48º. 5 Anos e 83 dias na FORÇA PÚBLICA. 1658 dias na ESCOLA DE OFICIAIS: nesta segunda-feira dá-se o início da penúltima semana do 3º CFO. O tempo vai-se aproximando rapidamente da data de 7 de setembo e apenas uma dúzia de dias me separa da declaração de aspirante.
Respondo à revista das 7:30 horas. A Escola de Oficiais vai treinar para o desfile de 7 de setembro e o 3º CFO é dispensado pelo 1º TENENTE ALBERTINO LOPES DE AGUIAR, ainda respondendo pelo comando da EO.
Saio com NILSON GIRALDI, BORINI SOARES, PAZELLI e DALMIRO. Os dois primeiros vão até o Serviço de Intendência e com os dois outros colegas vou até a CASA PANELLI. Nossa finalidade era saber se as barretas da medalha JOSÉ BONIFÁCIO estão prontas. Somente na quinta-feira é que poderemos buscá-las. Com DALMIRO e PAZELLI vou até à alfaiataria do senhor SEBASTIÃO.
Vamos, em seguida, ao CINE JUSSARA, onde assistimos a sessão das 10 horas. A película foi muito boa. DESEJO INFERNAL – é um policial que gira em torno da morte de um fabricante de violinos que tinha encontrado o segredo de STRADIVARIUS. Um assassino ambicioso tenta destruir dois dos modelos construídos e ficar com o terceiro. O “suspense” acompanha o filme até o seu final. Na volta, paramos no BAR DO ZECA e ali comemos e bebemos até às 13:30 horas.
Às 14 horas, estamos assistindo a 1ª Conferência do CORONEL da reserva, JOSÉ HYPPÓLITO TRIGUEIRINHO. Sua palestra é em torno da criação da FORÇA PÚBLICA, sua participação na guerra e sua vida até a 2ª Missão Francesa. Na quinta-feira, o CORONEL TRIGUEIRINHO fará sua segunda conferência. Deixo o CFA depois das 16 horas.
Dou aula de Português no Grupo Escolar MAJOR MARCELINO, iniciando a segunda semana de aulas para os soldados. 
  52 a. das anotações feitas em 26 de agosto de 1964 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 2º - DIA 48º - 6 anos e 83 dias na FORÇA PÚBLICA – 95 dias como 2º TENENTE – 342 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
A manhã inteira é dedicada para a confecção final do Inquérito Policial Militar, em que é encarregado o TENENTE-CORONEL LUIZ NÓBREGA E SILVA, sendo eu o escrivão. O indiciado é o famigerado 1º SARGENTO SEBASTIÃO LUIZ DA FONSECA, autor de várias estrepolias no bairro de SANTA INÊS. O IPM é remetido ao Excelentíssimo Senhor Comandante Geral, GENERAL-DE-DIVISÃO JOÃO FRANCO PONTES.
À tarde, depois da aula para os soldados, vou representar o Comando no Presídio Militar ROMÃO GOMES. Ali se inaugura um Centro de Criação. O 1º TENENTE JÚLIO PAULO BELICKAS, Comandante Interino do PMRG tem desenvolvido intensa atividade e o Presídio está com um aspecto muito bom. Estão presentes o Chefe Interino do Estado Maior da Corporação, CORONEL GERALDO PROFÍCIO; o AJUDANTE GERAL, CORONEL SCHEFFER e outros. Ali me encontro com meu colega 2º TENENTE UBIRAJARA GUIMARÃES, que está representando o Regimento de Cavalaria “9 de Julho”. Faço esta representação com o carro do comando e, graças ao motorista, SOLDADO ROBERTO MAIO, posso desenvolver as minhas atividades normais, sem interrupção por causa dessa minha ida ao PMRG.
No STAND DO BARRO BRANCO encontro também o meu companheiro 2º TENENTE ANTÔNIO CARLOS MENSES, que trouxe um Pelotão de Trânsito, para atirar.
  51 a. dos apontamentos feitos dos principais acontecimentos de 26 de agosto de 1965 (quinta-feira). ANO 16º - MÊS 2º - DIA 48º - 7 anos e 83 dias na FORÇA PÚBLICA - 460 DIAS COMO 2º TENENTE - 707 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Reenceto minhas atividades de CHEFE DA FIF do BATALHÃO DE GUARDAS e Comandante Interino de uma subunidade - 3ª Companhia - após a passagem do DIA DO SOLDADO.
COMANDANTE ANSELMO PERES expede várias ordens nesta data, acerca do 29º Aniversário do Batalhão, a ter lugar no dia 1º de setembro. Quer ele ver remodelado o CINE AUDITÓRIO "MAJOR ANTÃO" e pronta a quadra de futebol de salão.
Na FIF os SARGENTOS VALÉRIO e MELO estão terminando o movimento de caixa de 23 do corrente. Faltavam mais de vinte mil cruzeiros na Caixa e somente depois de muito trabalho é que vamos descobrir o erro; trata-se de uma nota fiscal contabilizada erradamente. Pago 697.565 cruzeiros à Caixa Beneficente e adianto um milhão de cruzeiros à Cantina.
Na 3ª Companhia tenho alguns enquadramentos para serem feitos. Os aspirantes estão ansiosos para verem suas promoções publicadas no Diário Oficial, mas não é hoje que isto acontece. Não temos ainda a publicação do decreto, muito embora saibamos que estas promoções são a contar de 25.
Às 14 horas estou dando aula de aritmética para os soldados. Quase às 18 horas é que vou encerrá-la.
Descanso na FIF até às 19:30 horas. Das 19:30 horas até 21 horas  dou aula para os cabos, ensinando hoje problemas de decimais.
Janto no quartel na reserva de armas da 1ª Companhia com o CABO WALDOMIRO e SOLDADOS POSSIDÔNIO, DÉCIO AGAZZI e JOÃO TAUBATÉ. Chego em meu lar às 22:15 horas. Não deito cedo, assistindo alguns programas de televisão com minha mulher.      
  50 a. das anotações em 26 de agosto de 1966 (sexta-feira). ANO 17º - MÊS 2º - DIA 48º - 8 anos e 83 dias na FORÇA PÚBLICA – 825 dias como 2º TENENTE – 143 dias na 2ª Companhia Independente.
Não levanto muito tarde e, antes das 9 horas, já estou deixando o lar de meus pais. Prometo retornar ainda nesta semana.
Ainda converso com muita gente poaense, principalmente TIO WASHINGTON e SOLDADOS FLORISBELO e JOÃO GONÇALVES.
Embarco no trem das 11:19 horas. A viagem não é tão ruim. Em SÃO PAULO, espero em vão o ônibus GUARULHOS, na Avenida CELSO GARCIA. Depois é que venho saber que os mesmos fazem outro percurso desde o último domingo. Tomo então o PENHA e, dali é que vou para GUARULHOS. Chego na Companhia depois das 13 horas.
CAPITÃO JAIR foi numa reunião da COETEL e vai chegar bem mais tarde.  O TENENTE SÉRGIO encontra-se na 2ª CI.
Esta sexta-feira não custa para passar, apesar do mau tempo. Temos um novo tenente na Companhia: 2º TENENTE NELSON NUNES FERNANDES,  promovido ontem a este posto. O rapaz está eufórico.
Lá pelas 15:30 horas, saio no caminhão do CABO PEDRO, juntamente com o SOLDADO TELÍRIO SE     
  48 a. falece a menina MARI GIANNARIS, de cinco anos, que vivia, desde há Auma semana com o coração de um menino de onze anos. MARIA foi vítima da cessação do trabalho do coração em 26 de agosto de 1968, em HOUSTON, no hospital para crianças, no TEXAS. MARIA foi a 33ª pessoa a sofrer uma operação desse tipo.
  46 a. do festival da ILHA DE WIGHT, onde milhares de jovens dançaram nus e fumaram maconha, no sul da INGLATERRA, tentando resgatar o movimento hippie, em 26 de agosto de 1970.
  45 a. falece JORGE DE LA VEJA, pintor argentino, em 26 de agosto de 1971.   
  43 a. da morte do escritor MARQUES REBELO. Nasceu em 6 de janeiro de 1907. Faleceu em 26 de agosto de 1973. O RIO DE JANEIRO perdia seu maior cantor e cronista e, o BRASIL, um grande escritor. REBELO havia nascido no início do século, na cidade em que viveu e morreu, e pela qual deu testemunho das mudanças que tornaram o RIO o que é hoje. MARQUES REBELO nasceu EDDY DIAS DA CRUZ, em VILA ISABEL. Seu nome, para fazer um trocadilho, foi uma cruz que o escritor não conseguiu carregar, tratando de se batizar novamente, como ele mesmo diz em entrevista a CLARICE LISPECTOR, no ano de sua morte; assim, adotava o pseudônimo de MARQUES REBELO, com o qual assinou sempre a sua obra. Torcedor fanático do AMÉRICA, o dia mais feliz de sua vida foi o 13 de dezembro de 1960, quando seu time do coração se sagrou campeão carioca, depois de 25 anos. REBELO estréia como escritor em 1931, com os contos de OSCARINA. Em 1933 publica TRÊS CORAÇÕES; em 1935, o romance MARAFA, um dos vencedores do polêmico Prêmio MACHADO DE ASSIS; em 1939, A ESTRELA SOBE, a história de LENIZA, moça pobre que se torna cantora de rádio, à custa de exploração e degradação; em 1942, STELA ME ABRIU A PORTA; nos anos de 1959/62/68 publicou O ESPELHO PARTIDO, projeto concebido para sete volumes, mas que apenas saíram publicados três, antes que a morte chegasse.
  42 a. da assunção do CORONEL PM HÉLIO GUAICURU DE CARVALHO na CHEFIA DO ESTADO-MAIOR DA PMESP, em 26 de agosto de 1974.
  40 a. da deposição do Príncipe BERNARDO, dos PAÍSES BAIXOS, de seus cargos oficiais, após um escândalo de suborno a uma empresa aeronáutica norte-americana, em 26 de agosto de 1976. 
  38 a. da eleição do PAPA JOÃO PAULO I, aos 65 anos, em 26 de agosto de 1978 (1912-1978). ALBINO LUCIANI foi o primeiro PAPA a escolher um duplo nome e recusou a cerimônia da coroação. Conduziu a Igreja por apenas 33 dias; morreu ao sofrer um infarto durante o sono.
  37 a. dos apontamentos feitos em 26 de agosto de 1979: neste domingo, a partir das 10:20 horas, assisto o GRANDE PRÊMIO DA HOLANDA – F1 – cujo vencedor é ALAN JONES. Em segundo lugar chega JODY SCHEKKTER; terceiro JACQUES LAFFITTE; quarto NELSON PIQUET; quinto ICX; sexto MASS; sétimo REBAQUE. Apenas 7 terminaram a prova. 17 desistiram. VILLENEUVE deu um show a parte. Não saímos de casa nesta data. LUCINDA está curtindo uma gripe. Leio “CORRUPÇÃO EM WASHINGTON”. Na televisão assistimos o filme “O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO!. Às 15 horas, na PRAÇA DA SÉ, aconteceu a concentração sobre a carestia, que recebeu o nome de “DIA NACIONAL DO PROTESTO”. 
  36 a. do ator MACAULAY CULKIN, o eterno garoto do filme ESQUECERAM DE MIM. Nasceu em 26 de agosto de 1980.
  33 a. do início da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) pelo Primeiro Congresso Nacional da Classe Trabalhadora. O encontro, conhecido como CONCLAT, reuniu, durante três dias, representantes de 912 entidades sindicais. Desde o fim dos anos 1970, os operários já desafiavam a ditadura com greves e lutas por melhores condições de trabalho. De 26 a 28 de agosto de 1983, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, SÃO PAULO. Diz JAIR MENEGUELLI, primeiro presidente da CUT: “Na noite do dia 26 abrimos o Congresso e os ônibus não pararam de chegar durante a madrugada. A vontade era de chorar, porque fazia frio e não tínhamos como acomodar tantas pessoas, mais de cinco mil delegados sindicais. Ficamos apavorados, mas conseguimos cobertores, comida e tudo deu certo. Estava muito feliz, porque finalmente iríamos fundar uma única central no BRASIL. Fui eleito presidente em seguida e fiquei no cargo até 1994. Quando saí, foi chorando. Porque a CUT era uma filha para mim”.
  29 a. das anotações do dia 26 de agosto de 1987: a quarta-feira apresenta um quadro difícil para os oficiais alunos do CSP. Teremos duas provas com o CORONEL PM RALPH amanhã e outras duas provas (SEGURANÇA NACIONAL e MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS na sexta-feira). Isso significa dizer que a partir de hoje iniciaremos intensos estudos para a concretização dessas provas. CORONEL PM CARLOS FUGA, Comandante do CAES, ocupa seis aulas de EDUCAÇÃO FÍSICA e nos leva para a Associação Desportiva da Polícia Militar. Passamos toda a manhã nesse lugar. O CORONEL PM JOSÉ BRAGA, atual Presidente da ADPM, está à nossa espera. Ele é um verdadeiro “pé-de-boi”. Em quatro anos modificou completamente a ADPM. Mostra essa gigantesca obra que fará da Entidade o maior clube da América Latina. Eu não o conhecia. MAJOR PM CARLOS MIRANDA, que trabalha na Corregedoria com o CORONEL PM JOSÉ BRAGA, joga no gol de um dos times de futebol de areia improvisados. A brincadeira é sadia, mas o TENENTE-CORONEL PRUDÊNCIO, da BOLÍVIA, me dá uma joelhada na coxa direita. A maioria dos oficiais alunos vai a uma sauna. Prefiro apenas tomar banho e aguardá-los para uma feijoada. Na mesa estão presentes, além do CORONEL PM JOSÉ BRAGA e MAJOR PM CARLOS MIRANDA o CORONEL PM Ref AMINADALBE (fundador da ADPM) e o MAJOR PM BENONE SIMÕES (que chegou a ser Comandante Geral da antiga Guarda Civil). Vamos deixar a ADPM quase às 14 horas. O jogo de futebol de areia, a machucadura na coxa, deixa-me numa situação que exige o descanso. Isso faço no 2º BPChq. Nesse quartel vejo toda a movimentação da tropa para o policiamento no MORUMBI durante um dos jogos finais do Campeonato Paulista: SÃO PAULO x CORINTHIANS. Em casa estudo a matéria do CORONEL PM RALPH – DOUTRINA DE EMPREGO DAS PM para a prova de amanhã. No MORUMBI, o SÃO PAULO ganha a primeira partida da final do Campeonato por 2 a 1. Cumprimento minha prima CARMEM que completou 50 anos.    
  28 a. da implantação de ponte safena em meu primo ROBERTO SECCO, filho do tio CARLOS e de tia MANOELA (falecidos), em 26 de agosto de 1988.  
  27 a. da morte do humorista MARTIM FRANCISCO, em 26 de agosto de 1989.
  26 a. da primeira decisão caipira no Campeonato Paulista de Futebol. No dia 26 de agosto de 1990 a decisão do título ficou entre BRAGANTINO, do técnico VANDERLEI LUXEMBURGO, e NOVORIZONTINO, de NELSINHO BAPTISTA. Com o Estádio MARCELO STÉFANI lotado, BRAGANÇA PAULISTA comemorou, depois do empate de 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação, o primeiro título do time da cidade. Em 1991, o BRAGANTINO foi vice-campeão brasileiro, sob o comando de CARLOS ALBERTO PARREIRA.
  26 a. falece HERMENGARDA VINCENT, em 26 de agosto de 1990, amiga de infância de minha mãe, ALICE DA FONSECA VENTURA.
  25 a. da DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DA MOLDÁVIA, em 26 de agosto de 1991.
  24 a. falece o ex–embaixador da SUIÇA, GIOVANNI ENRICO BUCHER, seqüestrado no BRASIL em 8 dezembro 1970, por terroristas da ALIANÇA LIBERTADORA NACIONAL. BUCHER falece em 26 de agosto de 1992.
  24 a. do encerramento da CPI do PC, em 26 de agosto de 1992.
  23 a. da instituição da cobrança do IPMF. O IPMF começou a ser cobrado, em meio a batalhas judiciais em que cidadãos, empresas, prefeituras e até governos estaduais foram à Justiça contra o governo federal para não pagar o imposto. Todo débito em conta corrente teria tributação em 0,25% sobre o seu valor. Em 26 de agosto de 1993.
  23 a. em que o presidente nigeriano IBRAHIM BABANGIDA deixava o cargo, após oito anos de permanência no poder, no dia 26 de agosto de 1993.
  22 a. falece SEBASTIÃO FERRAZ DE CAMARGO PENTEADO, em 26 de agosto de 1994, vítima de insuficiência respiratória. Nasceu em JAHÚ, SÃO PAULO, em 25 de setembro de 1909. Sua biografia está anexada às minhas memórias no Livro “MEMÓRIAS DO CORONEL VENTURA – SETEMBRO – do dia 25 ao dia 27.
  22 a. do convênio firmado entre ARGENTINA e CHILE, de Integração Fronteiriço, e outro de Cooperação Técnico e Científico, em 26 de agosto de 1994. 
  20 a. da palestra sobre CAXIAS, no jantar do LIONS POMPÉIA, na PIZZARIA NOVO RECANTO, em 26 de agosto de 1996.
  20 a. falece ALEJANDRO AGUSTÍN LANUSSE, político argentino, no dia 26 de agosto de 1996.
  19 a. transf. reserva: Cel. Med. ANTÔNIO CARLOS PERROTTA. Em 26 de agosto de 1997.
  19 a. da liberdade do BANDIDO DA LUZ VERMELHA, JOÃO ACÁCIO PEREIRA DA SILVA, depois assassinado. Foi libertado em 26 de agosto de 1997. Outras anotações nesta data: nesta manhã de terça-feira, temperatura de 18 graus, no MMDS, comentamos o filme de 1972, lançado pela Revista ISTO É – LAMPIÃO, REI DO CANGAÇO. Outro assunto nosso é sobreo BANDIDO DA LUZ VERMELHA. Muitos oficiais da reserva, hoje coronéis, eram tenentes nos anos 1960, quando JOÃO ACÁCIO PEREIRA DA COSTA começou a sua tenebrosa vida de crimes. Ele deixa a Casa de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, em TAUBATÉ, no VALE DO PARAÍBA. Está livre depois de cumprir 30 anos, 2 dias e algumas horas de prisão. Veio para SÃO PAULO. Quer morar com alguns sobrinhos em JOINVILLE, SANTA CATARINA.
No MMDC, está presente o veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA. Acerta detalhes com o CORONEL CANAVÓ sobre a presença de veteranos no 10º Aniversário do bairro de JABAQUARA, na manhã de 30 de agosto.
Recebemos a visita do CAPITÃO PM ROMIS PRADELLA TUCCI, Chefe de Operações no COPOM. Traz sua esposa MÁRCIA, aluna do 4º ano de Artes Plásticas, que precisa fazer um trabalho sobre o Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA. O CAPITÃO PM PRADELLA TUCCI é aspirante de 15 de dezembro de 1981. Foi promovido a 2º TENENTE em 25 de agosto de 1982; a 1º TENENTE em 15 de dezembro de 1985 e a CAPITÃO em 25 de agosto de 1990. CORONEL ARY CANAVÓ trabalha em mais um de seus artigos contra o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO – COMBUSTÃO EXPONTÂNEA.
Em casa, observo os trabalhos do JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, na construção da futura casa da MARLENE. Está atarefado em erguer as paredes do banheiro.
Não foi fácil. Mas GUSTAVO KUERTEN conseguiu vencer o norte-americano GEOFF GRANT, 139º colocado no ranking mundial, na primeira rodada do US OPEN. Amanhã, GUGA entra em quadra ao lado de FERNANDO MELIGENI para jogar a chave de duplas. Os dois pegam WAYNE FERREIRA, da ÁFRICA DO SUL e DAVID ADAMS, sul-africano naturalizado australiano.
A favorita ao título feminino estreou bem na competição. MARTINA HINGIS, a suíça número um do ranking mundial, venceu facilmente a norte-americana TAMI JONES, que está grávida. A espanhola CONCHITA MARTINEZ também não teve problemas para passar à próxima fase. Despachou a tenista local JENNIFER CAPRIATI.
SUPERCOPA DOS CAMPEÕES DA LIBERTADORES: FLAMENGO 3 x SÃO PAULO 2.  
  18 a. da visita à ASSOCIAÇÃO DOS EX-COMBATENTES DO BRASIL, em 26 de agosto de 1998.
  18 a. PROMOÇÃO A CORONEL: ORLANDO RODRIGUES DE CAMARGO FILHO, em 26 de agosto de 1998.
  18 a. do assassinato do Delegado de Polícia MÁRCIO DELL’ANTONIA, em 26 de agosto de 1998. Era diretor do Cadeião de SANTO ANDRÉ. Estava com 40 anos de idade. O assassinato foi às 21 horas, na praça SAMUEL DE CASTRO NEVES, bairro SANTA TEREZINHA, em SANTO ANDRÉ. Conversava ele com a delegada LUCIANE CRISTINA MOSCARTELLI, de 27 anos, no carro dela, quando dois indivíduos se aproximaram e o alvejaram com três tiros. A polícia não descarta a hipótese de queima de arquivo. Ele era alvo de investigação do Ministério Público, que conseguiu a prisão do delegado-assistente da Seccional de SANTO ANDRÉ e de vários outros policiais do GARRA da cidade, por envolvimento com tráfico de drogas e armas e formação de quadrilha. A Polícia também trabalha com a hipótese de latrocínio. Segundo o promotor MARCELO MENDRONI, que faz parte do grupo que apura a participação de policiais no crime organizado, MÁRCIO era alvo de investigações do MP. “Ainda não tínhamos nada de concreto contra ele, mas a possibilidade de fazer parte desse grupo existia”. MENDRONI e seu colega de promotoria JOSÉ CARLOS BLAT passaram boa parte da madrugada acompanhando a investigação do caso, presidido pelo delegado titular do 2º Distrito, WILLIAM SANCHES LINO. A delegada – lotada na Delegacia da Mulher de MAUÁ – contou em depoimento que encontrou MÁRCIO por acaso. Ela disse que ia para a CASA VERDE, na zona norte, onde mora, e encontrou o colega na Avenida do Estado. Segundo a policial, MÁRCIO, que dirigia sua picape RANZER azul, fez sinal para ela estacionar, que precisavam conversar. Ele desceu, foi até o carro da colega e sentou-se no banco de passageiro. A delegada contou que conversavam sobre trabalho quando notou dois homens vindo em direção ao veículo. MÁRCIO não teria dado atenção à cisma dela. Cada assaltante foi para um dos lados do carro. O que estava armado com um revólver 38 rendeu o delegado. A policial obedeceria a ordem para passar para o banco traseiro quando o colega foi baleado. Segundo ela, o assaltante revistava MÁRCIO e, ao sentir o coldre na cintura dele, atirou. “MÁRCIO estava desarmado, tinha esquecido a arma no CADEIÃO. Mas, quando o bandido viu o coldre, o delegado disse que era policial e o assaltante atirou três vezes”, disse a delegada. Apavorada, LUCIANE correu até um posto de gasolina e ligou para a Polícia Militar. Ferido na cabeça e nas costas, MÁRCIO foi levado ao PS de BARTIRA pelos soldados AIRTON e LOPES, mas morreu pouco depois de dar entrada. Os bandidos – ambos aparentando entre 16 e 19 anos, um deles negro, de cabelo bem aparado – correram até a Rua BARTOLOMEU DE GUSMÃO, a menos de uma quadra da praça e entraram num CHEVROLET azul-claro, modelo antigo, onde um parceiro os aguardava. 
  18 a. falece o engenheiro veterano de 1932 EDUARDO DE SOUZA  QUEIROZ, em 26 de agosto de 1998. Outras notícias nesta quarta-feira: a Polícia Militar do Estado de São Paulo tem um novo CORONEL. O Diário Oficial de hoje publica a promoção do TENENTE-CORONEL PM ORLANDO RODRIGUES DE CAMARGO FILHO ao posto de CORONEL. Nasceu em 19 de abril de 1950. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 18 de setembro de 1971. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 24 de maio de 1972; 1º TENENTE – 24 de maio de 1977; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1983; MAJOR – 24 de maio de 1990; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 1995.
Tem feito dias de alta temperatura e hoje é um deles. De POÁ, tenho notícias divulgadas pela minha mãe e MARIZETE que o MÁRIO dá sinais de conhecer as pessoas, ouvindo somente as vozes. Chegou a apertar a mão do DÉCIO, um de seus parentes. Não sai do estado de coma e nem abre os olhos. Na tarde, vou pela primeira vez à ASSOCIAÇÃO DOS EX-COMBATENTES DO BRASIL – SEÇÃO DE SÃO PAULO, na Rua SANTA MADALENA, Número 46. Ali encontro o CAPITÃO PM ADRIANO LUCINDA TELHADA e outros conhecidos. Converso com o vereador JORGE TABA e com um dos diretores do hospital DANTE PAZANNEZI. São feitas entregas de medalhas a ex-combatentes. Em seguida é oferecida uma feijoada aos presentes. Fazendo uma dieta por causa do ácido úrico, prefiro não ficar para o almoço. No MMDC, chega o veterano MANUEL DE OLIVEIRA. Diz ele que no dia 20 de setembro irá completar 90 anos de vida bem vivida. CORONEL CANAVÓ diz que ontem, 25 de agosto, completou 69 anos de idade.     
  17 a. em que CUBA ingressou na Associação LATINO-AMERICANA de INTEGRAÇÃO e se convertia no décimo-segundo país membro, em 26 de agosto de 1999. Outras anotações feitas nesta quinta-feira: uma manhã muito boa. Temperatura de 23 graus. Pode-se transitar sem agasalho. Na reunião costumeira no MMDS notamos que OREZ e ELÁDIO já estão dando aula na CRUZ AZUL. Retornam depois do meio-dia.
No MMDC, pela primeira vez, quando se completa o primeiro mês na presidência o CORONEL PM CARLOS AUGUSTO DE MELO ARAÚJO vem à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Discutimos vários problemas, mas o CORONEL PM MELO ARAÚJO tem pressa. Está participando de um seminário de Segurança Bancária. Deplora a participação negativa do CORONEL PM Res (vou retirar o nome para não causar problemas futuros), inimigo número um da Polícia Militar muito embora deva a sua vida profissional à PMESP. Esquerdista, civilista, ignorante, tem inúmeros defeitos que poderia até ser pedida sua exclusão do nosso meio.
Mantenho contato com os aniversariantes CORONEL PM Ref CARVALHO e minha prima CARMEM. O CORONEL PM CARVALHO é um vibrador da PM, o reverso daquele outro coronel que citamos antes. Enquanto aquele é uma negação, o CORONEL PM CARVALHO tem virtudes de sobra. Também converso com o CORONEL ATILIANO, do EB. Hoje ele esteve numa reunião no COMANDO SUDESTE a respeito da Parada Cívica de 7 de setembro.
 A MARCHA DOS CEM MIL, realizada hoje em BRASÍLIA, foi o maior protesto contra o governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Participaram 40 mil pessoas, segundo a Secretaria de Segurança do DISTRITO FEDERAL. O movimento foi pacífico e não houve confronto entre os manifestantes e o pelotão de cinco mil e quinhentos policiais.
ACM disse que o protesto foi um fracasso e, segundo ele, isso vai ajudar o presidente a recuperar a popularidade.
O PALMEIRAS manteve a liderança do Grupo A da COPA MERCOSUL. Empatou contra o CRUZEIRO, em 2 a 2. Nos outros jogos, o FLAMENGO perdeu para o UNIVERSIDADE DO CHILE por 2 a 0 e o BOCA JUNIORS bateu o UNIVERSIDAD CATÓLICA por 1 a 0.     
  16 a. da notícia em que a família GOMIDE demonstrava sua revolta contra a Justiça por garantir a permanência do jornalista ANTÔNIO MARCOS  PIMENTA NEVES em uma clinica de luxo na GRANJA JULIETA por 10  dias. A manifestação ocorreu durante a missa de sétimo dia da jornalista SANDRA GOMIDE, de 32 anos, assassinada por PIMENTA. Em 26 de agosto de 2000.
  16 a. em que dois integrantes do MOVIMENTO CAMPONÊS CORUMBIARA, CLAUDENILSON RAMOS, o PANTERA, e CÍCERO PEREIRA NETO, o TOPA TUDO, foram condenados pelo assassinato do PM RONALDO DE SOUZA, durante o conflito em CORUMBIARA, em 9 de agosto de 1995. Foram condenados a 6 anos e 2 meses de prisão em regime semi-aberto e 8 anos e 6 meses em regime fechado, em 26 de agosto de 2000.
  16 a. da ocorrência em que um bandido invadiu o HOSPITAL TIDE SETÚBAL, na ZONA LESTE, e matou com 16 tiros de metralhadora ROBERTO TRIGUEIRO LEITE, de 20 anos. ROBERTO e seu irmão RÓBSON, de 17 anos, tinham sido baleados em assalto. RÓBSON nada sofreu. O assassino ainda feriu o PM MORENO, com um tiro na coxa, em 26 de agosto de 2000.  
  16 a. em que BRUNO JUNQUEIRA tornava-se CAMPEÃO DA FÓRMULA 3000, no  circuito de SPA FRANCORCHAMPS, na  BÉLGICA, em 26 de agosto de 2000.
  16 a. da leitura do caso do mafioso ROCCO que determinou o pagamento de uma dívida de um seu sobrinho com a honra de filha do mesmo, entregando-a aos seus capangas. Os acontecimentos geraram uma grande represália na família, em 26 de agosto de 2000. Esse episódio teve desdobramentos em 2001/02/03, com conseqüências alarmantes, pois houve vingança.  
  16 a. do acidente em que o ator americano CHRISTOFHER REEVE, de 48  anos, ao ser transportado da cadeira de rodas para um carro, sofreu uma queda e fraturou o fêmur esquerdo. Em 1995, ele ficou tetraplégico ao cair do cavalo num exercício de hipismo. Em 26 de agosto de 2000. Veio a falecer em 10 de outubro de 2004. CHRISTOFHER REEVE (ou CHRISTOFER) nasceu em 25 de setembro de 1952.

ACONTECEU EM 26 DE AGOSTO DE 2001 : -   DOMINGO
Vamos para a rotina dos domingos: a viagem para POÁ. A manhã está boa para isso, com temperatura de 25 graus. O jornal AGORA tem um acréscimo de preço: R$1,00 para R$1,20. As revistas ISTO É e ÉPOCA também sofreram alterações: R$4,50 para R$4,90. Faço a viagem no ônibus que iria me levar até a Estação TIETÊ. SÉ – BRÁS e depois o trem espanhol até GUAIANAZES. Um trem ruim do CPTM até PÓA, são os segmentos da viagem. Chego em POÁ às 13 horas.
Relembro à minha mãe o episódio da morte do meu avô FONSECA em 24 de agosto de 1959, de HERMENGARDA VINCENT em 26 de agosto de 1990 e outras datas significativas para a família.
Comentamos o suicídio de uma professora de artes plásticas em SUZANO, no último dia 22. Aos 6 anos, sentindo-se sozinha, resolveu acabar com a vida pulando do apartamento onde morava. Casada com um médico, mãe de outros dois médicos, é incoerente o gesto tresloucado que tomou.
MARIZETE, ADALVO e FELIPE foram ao CLUBE CONCÓRDIA depois do almoço. Vamos descansar um pouco. Às 16 horas, como se tornou hábito, chega o CABO PM RENATO VENTURA. Leva-me de carro até a estação de POÁ. Regresso a GUARULHOS.  
Nesta tarde, pelo Campeonato Brasileiro, uma goleada, uma derrota e um empate marcaram a rodada dos times paulistas. O SÃO PAULO arrasou a equipe da PONTE PRETA por 4 a 0 e aproximou-se dos primeiros colocados, com 14 pontos. Já os torcedores que foram à FONTE NOVA, em SALVADOR, assistiram a uma “pelada” entre CORINTHIANS e BAHIA, em que os baianos tiveram mais sorte e venceram por 1 a 0. O CORINTHIANS caiu para a 19ª posição, com 8 pontos. Na VILA BELMIRO, SANTOS 2 x JUVENTUDE 2. 

OS EMPRESÁRIOS PORTUGUESES MORTOS EM FORTALEZA estavam conscientes ao serem jogados dentro da cova aberta na barraca de praia. Essa é a conclusão do laudo da autopsia, divulgado pelo médico legista FRANCISCO SIMÃO. Cinco deles, que tinham as mãos amarradas, até tentaram se soltar depois de enterrados. A perícia constatou ainda que, depois de enterradas, as vítimas teriam levado de três a cinco minutos até morrerem. O português LUÍS MIGUEL MILITÃO GUERREIRO confessou hoje ter sido o mandante do crime.

CHACINAS DEIXAM SEIS MORTOS E CRIANÇA FERIDA -
O menino A.A.R., de 8 anos, foi atingido na cabeça por uma bala perdida no tiroteio que terminou com a morte de três homens, no JARDIM ROBRU, zona leste. O garoto foi levado ao PS de ERMELINO MATARAZZO onde ficou internado em estado grave. Outras três pessoas foram executadas em TABOÃO DA SERRA.

FRANCISCO MORATO parou nos velórios de JOSÉ MARTINS DOS SANTOS, TADEU PINHEIRO e ROGERSON FERIGATO, náufragos da lancha MURUROA, em ITANHAEM. Os bombeiros buscam outros três ocupantes. Até agora apareceram quatro corpos. Hoje foi achado o cadáver de vítima de afundamento de outro barco.
 
O PRIMEIRO ENCONTRO DO EX-CASAL SUPLICY: “Você foi o maior dos meus casos, de todos os abraços, o que eu nunca esqueci “Os versos da canção “OUTRA VEZ”, de ROBERTO CARLOS, entoados pela banda da Guarda Civil Metropolitana, embalaram o primeiro encontro de MARTA e EDUARDO SUPLICY desde a divulgação do namoro da prefeita de São Paulo com o argentino LUÍS FAVRE. O ex-casal participou da posse do CONSELHO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, no ANHEMBI, neste domingo. Cumprimentaram-se com cordialidade e permaneceram separados durante toda a cerimônia.

2 002  :  -    SEGUNDA-FEIRA
O JORNAL DA TARDE, em sua edição de 26 de agosto, mostrava que uma falha mecânica em um teleférico de SÃO VICENTE, no litoral, havia deixado 20 pessoas penduradas, algumas tiveram crise de pânico. Além disso, a edição trazia matérias sobre o projeto de pedágio urbano na capital, os 120 brasileiros menores de idade detidos no JAPÃO e o crescimento do crime de bater carteira em SÃO PAULO.

O BEIJO DO VAMPIRO tem início há oito séculos com a história do amor rejeitado de BÓRIS (TARCÍSIO MEIRA) por CECÍLIA (FLÁVIA ALESSANDRA), noiva de ROGÉRIO (THIAGO LACERDA). Nos dias atuais, o vampiro – mor BÓRIS é o empresário IGOR PIVOMAR, que tenta conquistar sua amada encarnada em LÍVIA, mulher de BETO – morto no início da trama. Eles vivem em MARAMORES, cidade onde um noivado eterno envolve a sensual LARA (DÉBORA SECCO) e o arquiteto RODRIGO (ALEXANDRE BORGES), que será usado por BÓRIS/IGOR PIVOMAR para se aproximar de CECÍLIA/LÍVIA. Com o noivado abalado por um aborto, RODRIGO ficará suscetível às manobras de BÓRIS. Começa hoje a nova novela da GLOBO. 
No MMDS, encontro MÁRIO MARGARIDO e CRISTIANO em condições de ministrar uma aula de segurança nas LOJAS MARISA, no centro da cidade. Querem documentos meus sobre os últimos acontecimentos, como o CASO TAINÁ e os seqüestros em andamento. Acompanham-me até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC onde forneço cinqüenta assuntos para a palestra que irão dar agora à tarde.
O Sr. MARCONDES está no MMDC e se preocupa em organizar toda a documentação existente sobre o restauro do Monumento–Mausoléu. Pouco posso ajudá-lo porque tenho reunião na Associação Comercial do CONSELHO CÍVICO – CULTURAL.
Sob a presidência de FRANCISCO GIANNOCCARO, é realizada mais uma reunião do Conselho Cívico-Cultural. Estão presentes: ROBERTO MATEUS ORDINE, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, GAETANO BRANCATI LUIGI, JOÃO CARLOS MARADEI, LUIZ EDUARDO CORREA DIAS, NELLY M.F. CANDEIAS, OG POZZOLI, GENERAL OSWALDO MUNIZ OLIVA, CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, VALDIR ABDALLAH, VIVIANO FERRANTINI, ROBERTO VERGUEIRO (do Rotary Clube Norte) e TERESA, da REDE GLOBO. O principal assunto diz respeito ao dia da PÁTRIA. Será realizada uma reunião plenária na Associação Comercial, no dia 2 de setembro, inclusive com a participação do governador GERALDO ALCKMIN. No dia 18 de setembro, teremos uma solenidade sobre a Independência do Brasil no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. No IPIRANGA, vários eventos acontecerão. GIANNOCCARO mostra o CARTAZ sobre o 7 de SETEMBRO que será distribuído em todo o Estado de São Paulo. A REDE GLOBO, através de dona TERESA, mostra interesse no desenvolvimento do CONSELHO CÍVICO–CULTURAL da Associação Comercial.
O Cel. ROCHA MARQUES demonstra ainda estar sentido com o Sr. MARCONDES. Converso com ele sobre a reunião da DIRETORIA EXECUTIVA marcada para 30 de agosto. Ele não tem vontade alguma de participar da mesma. Quer honrar o acordo feito com o deputado estadual, Cel. ÉDSON FERRARINI, que marcara uma audiência com o presidente da Assembléia Legislativa, audiência esta adiada por causa dos desacertos da reunião de Diretoria de 8 de agosto.

A diferença entre PAULO MALUF e GERALDO ALCKMIN na disputa pelo governo paulista cai de 5 para 3 pontos. A diferença num eventual segundo turno MALUF aparece com 45% e ALCKMIN com 42%. No primeiro turno, MALUF mantém a liderança com 35% das intenções de votos, mesmo índice registrado no levantamento anterior. ALCKMIN passou de 25% para 24% e JOSÉ GENOÍNO subiu de 9% para 11%.

Foi um “sucesso absoluto” a reunião em NOVA YORK com representantes de 16 bancos comerciais, hoje, segundo o presidente do BANCO CENTRAL, ARMÍNIO FRAGA. Essa reunião agradou ao mercado financeiro no Brasil. A Bolsa teve alta de 4,35% e o dólar fechou em queda de 0,58%, passando a custar R$ 3,095.

Foi preso o traficante RENATO SOUZA DE PAULA, o RATINHO, de 31 anos, um dos acusados de assassinar o jornalista TIM LOPES. Ele estava em casa, na GROTA, uma das favelas do COMPLEXO DO ALEMÃO. RATINHO foi surpreendido quando assistia um filme pornográfico com a namorada e uma amiga dela. O traficante, que aparece na reportagem FEIRÃO DAS DROGAS, produzida por TIM LOPES e exibida no JORNAL NACIONAL, da TV GLOBO, manuseando um fuzil, hoje estava desarmado. Ele não reagiu à prisão.

O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO assinou hoje decreto instituindo a POLÍTICA NACIONAL ANTIDROGAS, conjunto de diretrizes para a prevenção e o combate ano narcotráfico. Definida nos moldes de declaração conjunta de chefes de Estado da Organização das Nações Unidas de 1998, a política antidrogas recomenda tratamento diferenciado para dependentes e traficantes.

LIBERTADO o americano EDDIE JOE LLOYD, de 54 anos, preso há dezoito por um homicídio que não cometeu. Ele confessou o estupro e o assassinato de MICHELLE JACKSON e foi condenado à prisão perpétua. Um exame de DNA mostrou que ele não é o autor do crime. Em DETROIT.

A recém–lançada autobiografia de GEORGE H. GREGORY, carcereiro da Penitenciária de ALCATRAZ por 15 anos, desmascara a famosa história do prisioneiro que criava pássaros em sua cela. GREGORY, que morreu em 1996, assegura que ROBERT STROUD, o condenado que inspirou o filme O HOMEM DE ALCATRAZ (1962), nunca foi o gênio que disse ser. Segundo GREGORY, até os livros que o prisioneiro escreveu são plágios. A autobiografia chama-se ALCATRAZ SCREW.

SALA BRASIL DE CINEMA, na BANDEIRANTES :  -
OS SETE GATINHOS, filme de 1980. Nele, o diretor NEVILLE D´ALMEIDA soube elaborar sua crônica sarcástica com razoável fidelidade ao espírito do texto original do dramaturgo NELSON RODRIGUES. Apesar de cometer alguns excessos de grotesco, dá uma dimensão curiosamente bem–humorada ao horror familiar descrito. NEVILLE tem um prazer todo especial em colocar na tela aqueles saborosos e horrendos fantasmas rodriguianos. Entre eles, definir alguém como “contínuo da Assembléia” – para NELSON, uma função burocrática reles, sinônimo de homem fraco de vontades, servil, um fracassado irremediável – e empregar a virgindade feminina como símbolo de pureza espiritual, cuja perda fora do casamento condena e destrói não só a moça mas também todos os que a cercam. O elenco eficiente (ANTÔNIO FAGUNDES, REGINA CASÉ, ARY FONTOURA e outros) contribui muito para o bom resultado. Pequeno funcionário público e suburbano chefe de família, LIMA DUARTE recebe duas terríveis novas : sua filha caçula (CRISTINA ACHÉ) perdeu a virgindade e foi expulsa do internato por crueldade (matou a pauladas uma gata prenha que dá à luz sete gatinhos, daí o título do filme). Assim, enlouquecido, ele passa a comandar a total exposição da decadência moral de suas outras filhas, transformando a casa num bordel.   

2 003  :  -     SEGUNDA-FEIRA
Celebra-se na Igreja NOSSA SENHORA DO BRASIL missa de sétimo dia, às 19 horas, de falecimento do diplomata SERGIO VIEIRA DE MELLO, que foi representante especial da ONU.

Na igreja de NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA, em ITU-SÃO PAULO, ÀS 19 HORAS, missa de 7º dia em homenagem à alma do empresário JOSÉ NELSON SCHINCARIOL.

13 graus é a temperatura desta manhã. Chego no MMDS por volta das 11:30 horas. Telefono para o CORONEL PM Ref. JOSÉ ALVES DE CARVALHO, nosso instrutor na ESCOLA DE OFICIAIS e depois comandante do CPChq, que está completando 73 anos de idade nesta terça-feira. Ele comenta a reunião da turma de Aspirantes de 7 de setembro de 1963, no dia 5 de setembro. Confirma sua presença. O frio que está fazendo impede o Sr. MARCONDES de vir até a Sociedade. O Cel MENDES passa no MMDC, conversa comigo sobre os últimos contatos com os nossos companheiros de turma e vai para um compromisso particular.
Tento falar, via fone, com uma pessoa que me pediu a LEI 211, de 7 de dezembro de 1948, que regulamenta as vantagens concedidas pelo artigo 30 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias aos participantes ativos da Revolução Constitucionalista de 32, mas não consigo falar com BOTUCATU.
O Sargento EDGARD, do 2º BPChq, quer saber as datas em que a Sociedade outorgou as medalhas PEDRO DE TOLEDO e MMDC ao batalhão. Acontece que os livros das medalhas estão na DAMCO. Ele deverá se entender com a CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS.
Também atendo o cerimonial da Prefeitura de SÃO PAULO. Há interesse da prefeita que os veteranos de 32 participem da inauguração do CEU de ARICANDUVA, no dia 7 de setembro. Acontece que os remanescentes de 32 não têm condições de, por esforço próprio, comparecer nesses eventos. Os que eles comparecem exigem que sejam proporcionadas conduções de seus lares para quaisquer solenidades. No entanto, sugeri que sejam convidados os conselheiros do MMDC.
Não é fácil o retorno para casa. O vento frio castiga as pessoas que estão nas ruas nesse final de tarde.

No segundo dia de paralisação a greve dos servidores estaduais da área da saúde afetou o atendimento em nove hospitais públicos na Capital e Interior. Funcionários do Hospital das Clínicas de RIBEIRÃO PRETO, que tem 4 mil pessoas na equipe, aderiram à paralisação.

Cerca de 350 SEM-TETO deixaram hoje de manhã o prédio do antigo HOTEL SANTOS DUMONT, na RUA MAUÁ, centro. Eles são integrantes do MOVIMENTO DOS SEM TETO DO CENTRO e ocuparam o imóvel no dia 21 de agosto. Os donos obtiveram reintegração de posse. Foram mobilizados 180 PMs, bombeiros e o helicóptero ÁGUIA, mas não houve confronto. Os SEM-TETO saíram em passeata e acabaram acampando em frente ao PARQUE DA LUZ. Por volta das 22 horas, cerca de 80 pessoas ainda permaneciam no local.

O comerciante MARCELO YAZBECK, de 41 anos, dono de uma loja de automóveis na Avenida ROBERT KENNEDY, no CAPÃO REDONDO, bairro da zona sul de SÃO PAULO, foi libertado na madrugada de ontem na Avenida RADIAL LESTE. Seqüestrado na noite do dia 17 de junho, ele ficou 69 dias em cativeiro. A família pagou resgate.

O ex-ministro do TRABALHO, MURILO MACEDO, morreu hoje de madrugada, aos 81 anos, em decorrência de câncer ósseo. Ele estava internado desde junho no Hospital NOVO ATIBAIA, na cidade de ATIBAIA, e seu quadro de saúde tinha se agravado na última semana. O câncer se manifestou há cerca de três anos e, desde então, MACEDO se submetia a tratamento.
O ex-ministro assumiu vários cargos públicos entre os anos 70 e 90, mas ganhou notoriedade ao ocupar o Ministério do TRABALHO no governo do presidente JOÃO FIGUEIREDO (1979-85), época das greves operárias lideradas pelo então sindicalista LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, em SÃO BERNARDO. Na condição de ministro, ele assinou as duas intervenções no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, presidido por LULA. A segunda delas, em 17 de abril de 1980, ocorreu dois dias antes da prisão de LULA e de outros 17 dirigentes sindicais. Além de ministro, MACEDO foi secretário da Fazenda e da Habitação de SÃO PAULO e presidiu empresas estatais como BANESPA e NOSSA CAIXA. O corpo foi velado na CÂMARA MUNICIPAL DE ATIBAIA e à tarde,  cremado no Crematório de VILA ALPINA.

CONDENADO por plágio pelo Superior Tribunal de Justiça, o cantor e compositor ROBERTO CARLOS. A disputa pela autoria da música O CARETA teve início em 1995. O STJ reconheceu agora que essa composição é plágio de LOUCURAS DE AMOR, de SEBASTIÃO BRAGA. Em BRASÍLIA.

PRESO o curitibano ALVIR REICHERT JÚNIOR, dono do site MP3 FOREVER, por distribuição ilegal de música pirateada pela INTERNET. Indiciado pelo novo CÓDIGO PENAL, foi o primeiro brasileiro preso por esse crime. Em CURITIBA, PARANÁ.
 
Três meses após ser reconstruído, um chafariz tradicional de pedra-sabão da praça AMÉRICO LOPES, na cidade histórica de OURO PRETO, teve uma ponteira de pedra destruída hoje. Mais uma vez o chafariz foi atingido por um caminhão. Em novembro de 2002, outro caminhão desgovernado destruiu a fonte. O chafariz não era uma peça do século XVIII, como outras fontes do centro histórico, mas uma reprodução do original que existiu naquele local. Ele fora instalado em 1961, pelos técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como parte de um projeto de restauração de monumentos da cidade.

O CALOR faz mais uma vítima da EUROPA. Depois de longa agonia morreu nos jardins do Castelo de VERSALHES o tradicional “CARVALHO DE MARIA ANTONIETA”. Era a árvore mais antiga do castelo, plantada em 1681, onde, sob sua sombra, MARIA ANTONIETA costumava repousar, ler e bordar. O carvalho estava com 322 anos de vida e o jardineiro que acompanhou os seus últimos dias declarou que, se não fosse a atual onda de calor excessivo na EUROPA e a longa estiagem em PARIS, ele resistiria por mais meio século. MARIA ANTONIETA casou-se em 1770. Ficou famosa pela sua insensibilidade diante do descontentamento popular que acabou eclodindo com a Revolução Francesa. Acusada de traição na guerra entre a FRANÇA e a ÁUSTRIA, ela foi encarcerada e morreu na guilhotina em 1793.

O número de americanos mortos no período de pós-guerra no IRAQUE superou o de vítimas na fase de combates. Hoje morreu o 140º militar americano vítima das emboscadas com que partidários de SADDAM HUSSEIN estão resistindo à ocupação dos EUA desde 1º de maio, quando o presidente GEORGE W. BUSH anunciou o fim da guerra. Em discurso feito hoje, BUSH reafirmou o compromisso de luta contra o terrorismo.

A Justiça americana condenou hoje FÁBIO OCHOA, um dos antigos chefões do CARTEL DE MEDELLÍN, a 30 anos e cinco meses de prisão por conspirar para distribuir cocaína nos EUA. ROY BLACK, o advogado do traficante, prometeu recorrer da sentença. OCHOA, de 46 anos, saiu da cadeia, na COLÔMBIA, em 1996, após ficar cinco anos preso, sob acusação de ser um dos braços direitos do traficante PABLO ESCOBAR, chefe do poderoso cartel de drogas de MEDELLÍN, que na década de 80 distribuía 80% da cocaína consumida nos EUA. Em 1999, ele foi extraditado para os ESTADOS UNIDOS.

2 004  :   -  QUINTA-FEIRA
Levanto mais cedo hoje. Teremos logo mais a reunião do CONSELHO SUPREMO, aguardada com ansiedade, pois dela dependerá os destinos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em profunda crise nos últimos tempos. Procuro ler os jornais antes de sair de casa.
Por volta das 9:30 horas estou chegando no QCG. O CORONEL MENDES já está no prédio desde às 9 horas e se encontra comigo no saguão. Depois chegam: CORONEL PLÍNIO ANGANUZZI, WÁLTER TAVERNA, CORONEL EB Ref ARY CANAVÓ, MAJOR CODELO, doutora MARIA HELENA MARCONDES, CORONEL LUIZ CARLOS GUIMARÃES, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, CORONEL JAIRO PAES DE LIRA, Professor EGBERTO MAIA LUZ, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, LUIZ SÉRGIO CARRARO, CORONEL RENALDO ALVES DA SILVA.
Com a presença do Cmt Geral, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES e do seu CHEFE DE GABINETE, CORONEL MARCO ANTÔNIO MOYSÉS, é iniciada a tão esperada reunião do CONSELHO SUPREMO. O Cmt Geral, agora como presidente nato do Conselho, determina que o CAPITÃO ROBERTO participe da mesa de trabalhos, pois esse oficial foi incumbido de adaptar o ESTATUTO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC ao novo CÓDIGO CIVIL. O Cel MOYSÉS lê a ATA ANTERIOR que é aprovada. Depois passa a leitura da correspondência recebida, começando pelos documentos encaminhados pelo CORONEL MENDES, em 13 de julho, referentes ao seu pedido de demissão do cargo de vice-presidente da Diretoria Executiva. Depois é lido um ofício do presidente da Diretoria Executiva, GERALDO FARIA MARCONDES, datado de 26 de julho, onde ele tece comentários sobre o meu pedido de renúncia coletiva da Diretoria Executiva, em 4 de março, e a sua intervenção no sentido de que nada fosse feito até o 9 de julho,  por causa da solenidade do 72 º aniversário do Movimento Constitucionalista de 32. Por último, é lido o ofício de 18 de agosto, onde o Sr MARCONDES extravasa toda a sua mágoa pela atual situação da Sociedade, bem como o roubo dos componentes eletrônicos, numa pura safadeza para deixar a Sociedade sem condições de comunicação. Encerrada essa parte, o Coronel ALBERTO expõe a necessidade premente de se modificar o ESTATUTO da Sociedade, face às exigências do Código Civil. Determina que o CAPITÃO ROBERTO faça uma explanação do seu trabalho de adequação do ESTATUTO. Feito isso, o Cmt Geral fala da obrigatoriedade do rompimento do vínculo direto da Sociedade para com a Polícia Militar, muito embora a PM continue a colaborar com o MMDC, mas sem constar do Estatuto. As responsabilidades do Cmt Geral e do Cmt da APMBB serão rompidos em definitivo, pois ambos não pertencem à Sociedade e há um erro tremendo no Estatuto atual que precisa ser sanado. Um exemplar do trabalho efetuado pelo CAPITÃO ROBERTO é distribuído aos senhores conselheiros. Fala o CORONEL CANAVÓ em FEDERAÇÃO, sempre demonstrando sua bizarrice e a ignorância para com as coisas da Sociedade. CARRARO também dá seus palpites mas o que fica acertado é o sugerido pelo CORONEL MENDES, ou seja, a data de 30 de setembro para serem encaminhados ao QCG todas as possíveis sugestões a respeito das modificações estatutárias, possibilitando que até a próxima reunião do CONSELHO SUPREMO, em fins de outubro, possamos já ter o projeto acabado do novo Estatuto. O Cmt Geral pede a colaboração direta do Cel PAES DE LIRA (que está bem ciente das exigências do Código Civil, pois trabalha na mudança do Estatuto da CRUZ AZUL), do advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO, do CORONEL MENDES e do professor EGBERTO MAIA LUZ.
Fugindo ao espírito dessa reunião, intempestivamente, CARRARO pede a palavra para retornar ao caso do “ALVARENGA”, querendo que o CONSELHO SUPREMO oficie ao governador para que seja corrigido o erro histórico com a lei que criou o MMDCA. Isso é algo muito polêmico e o Cel ALBERTO sugere que o assunto seja levado ao CHEFE DA CASA MILITAR, Cel CELSO, para conversar diretamente com o governador.
Nessa reunião, portanto, é dado o pontapé inicial para a mudança do Estatuto, aliás como já era o previsto. Teremos até 30 de setembro para oferecer sugestões e, na próxima reunião do Conselho, então, já deveremos ter alguma coisa palpável. Aí é só convocar uma ASSEMBLÉIA GERAL para a aprovação do novo ESTATUTO.
Ainda conversamos com vários conselheiros, sendo que é de se notar que nossos inimigos, liderados pelo ROMEU CICCONE, sumiram desta vez. Nenhum deles compareceu na reunião. Mas é de se prever que o CORONEL CANAVÓ seja aquele que irá transmitir a eles o que foi tratado na reunião de hoje.
Vamos deixar o QCG depois do meio-dia. O MENDES vai para sua casa e eu passo na Sociedade. Dona CÉLIA dá mostras de que o Sr MARCONDES está curiosíssimo para saber o resultado da reunião e telefona a ele. Converso com o presidente sobre o que foi tratado e pede-me uma cópia da minuta do novo Estatuto, a fim de poder também dar as suas sugestões.
Tenho um problema difícil no MMDS. VICTÓRIO precisa fazer uma operação emergencial, com problemas no sistema urinário. Isso foi constatado ontem e era para ficar internado e ser submetido a uma cirurgia hoje pela manhã. Mas, apavorado, sem aquilatar pelo perigo que está passando, deixou o Hospital das Clínicas para retornar hoje pela manhã. O médico, com outros compromissos, determina o seu retorno para amanhã cedo. O pior é que não tenho um substituto à altura para ocupar o seu lugar. Deverei contar com os capitães, para em sistema de rodízio fazer as vezes do administrador.
Depois das 15 horas, novamente passo no MMDC, onde vou buscar a minuta do Estatuto, após ter tirado cópia para o presidente e já estar em suas mãos (o CLÁUDIO, nosso funcionário, foi levar a ele). Finalmente estamos alcançando o que queríamos com o nosso afastamento, isto é, corrigir falhas gritantes na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Em casa, atendo um telefonema da doutora CÉLIA. Quer ela acertar a participação dos ex-combatentes num desfile marcado para 29 de agosto, próximo domingo, em PINHEIROS, em comemoração ao DIA DA PÁTRIA. Peço a ela para acertar os detalhes com o CAPITÃO GINO STRUFFALDI, encarregado de contactar os ex-combatentes.

Cumprimento minha prima CARMEM, pelos seus 67 anos completados hoje. Aproveito a oportunidade para saber o estado de saúde de sua mãe, minha tia COTA. Diz a filha que a situação é muito precária, pois tia COTA não tem hora para acordar e precisa tomar remédios para acalmar-se. Vive muito agitada e acorda altas horas da noite. A Carminha também vive outro drama: seu marido, o MANOEL, tem problemas num dos joelhos e não pode quase andar. Esse e o calvário de minha prima.
Recebo um telefonema da professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, que não pode comparecer hoje na reunião do CONSELHO SUPREMO. Diz ela que também não poderá comparecer na reunião da Comissão Cívica e Cultural, na próxima segunda-feira, na Associação Comercial. Avisa também que o lançamento da candidatura da doutora CÉLIA MARCONDES à vereadora de SÃO PAULO será na próxima terça-feira.

Depois de skinheads, comerciantes e grupos de extermínio, policiais passaram a integrar a lista de suspeitos na investigação da chacina de moradores de rua em SÃO PAULO, segundo o delegado LUIZ FERNANDO TEIXEIRA. Mais um mendigo foi encontrado morto hoje, num caso aparentemente sem ligação com os das outras seis mortes.

A polícia prendeu hoje cinco integrantes de uma quadrilha de assaltantes. Três deles são acusados de participar da morte do industrial NELSON CIANFLONE, 63 anos, ocorrida em julho durante um assalto em sua fazenda, na Grande SÃO PAULO. Na ocasião, CIANFLONE matou um dos cinco assaltantes e foi morto. Os bandidos fugiram levando sua mãe, OPHÉLIA CIANFLONE, 86 anos, como refém. Ela ficou 14 dias no cativeiro. De acordo com a polícia, os assaltantes pretendiam roubar quinze mil reais que CIANFLONE havia ganho com a venda de cabeças de gado. Há suspeitas de participação de algum funcionário da família no roubo. Os criminosos teriam usado OPHÉLIA como escudo para fugir, mas depois resolveram não libertá-la e exigir seu resgate. A família chegou a deixar o dinheiro combinado (11,5 mil reais) em um local para os seqüestradores, mas a quantia não foi apanhada pela quadrilha.

O Secretário da Justiça, ALEXANDRE DE MORAES, é o novo presidente da Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (FEBEM). Horas antes de sua indicação para o cargo, duas fugas ocorreram na instituição: dezessete adolescentes fugiram da unidade de BAURU e 14 de FRANCO DA ROCHA, na noite de ontem. Hoje, cinco foram recapturados em BAURU, e oito, na outra Unidade. A posse oficial ainda não está marcada.

OLIMPÍADA 2004: Os velejadores TORBEN GRAEL e MARCELO FERREIRA garantiram hoje medalha de ouro para o BRASIL na classe STAR. Bicampeão olímpico e, no total, dono de cinco medalhas, TORBEN, de 44 anos, atleta mais velho da delegação, tornou-se o brasileiro mais vitorioso em Olimpíadas. Outra esperança de ouro não se confirmou: o futebol feminino brasileiro empatou com o dos EUA por 1 a 1 no tempo normal, perdeu por 1 a 0 na prorrogação e ficou com a prata.
A seleção brasileira feminina de vôlei teve a vitória nas mãos contra a RÚSSIA, mas perdeu por 3 a 2 e tentará o bronze contra CUBA.

O Supremo Tribunal Federal aprovou a extradição do chileno MAURÍCIO HERNÁNDEZ NORAMBUENA, condenado pelo seqüestro do publicitário WASHINGTON OLIVETTO. O STF condicionou a extradição ao compromisso do governo chileno de manter a pena de NORAMBUENA em 30 anos de prisão. No CHILE, ele foi condenado à prisão perpétua por seqüestro e homicídio. Criminalistas criticaram a decisão do Supremo.

Pelo menos 75 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas hoje, em ataques contra manifestantes xiitas e confrontos entre xiitas, no IRAQUE. O conflito mais grave ocorreu em KUFA, quando morteiros foram disparados contra uma mesquita; os autores dos disparos não foram identificados. Pouco depois, na mesma cidade, milhares de seguidores do clérigo radical xiita MUQTADA AL-SADR foram alvo de tiros. A GUARDA NACIONAL foi acusada pelo ataque, mas o governo regional negou. Em NAJAF houve 15 mortes quando franco-atiradores dispararam em policiais. Horas depois, o grão-aiatolá ALI AL-SISTANI, clérigo de mais alta hierarquia no IRAQUE, chegou a NAJAF e fechou um acordo com AL-SADR, pelo qual as milícias xiitas e as tropas americanas se retiram da cidade.

A CORTE SUPREMA DO CHILE ratificou a perda da imunidade parlamentar do ex-ditador AUGUSTO PINOCHET. A partir de agora, o general de 88 anos será julgado pelas acusações de crimes contra os direitos humanos cometidos durante os dezessete anos em que esteve no poder. Em SANTIAGO, CHILE.

2 005  :   -    SEXTA-FEIRA
A Academia Pindamonhangabense de Letras convida e sentir-se-á honrada com seu comparecimento e de sua família à Reunião Plenária Solene que se realizará no dia 26 de agosto de 2005, às 20:00 horas, no Plenário da Câmara Municipal de PINDAMONHANGABA, gentilmente cedido quando se homenageará o grande poeta pindamonhangabense BALTHAZAR DE GODOY MOREIRA, que será saudado pelo acadêmico PAULO TARCIZIO DA SILVA MARCONDES, digníssimo Diretor do Departamento de Cultura de PINDAMONHANGABA.
Na ocasião, o Sodalício homenageará a lembrança:
A – 11 – Dia da Consciência Nacional – Dia do Estudante – Dia do advogado
B – 12 – Dia Nacional das Artes
C – 17 – Dia do Patrimônio Histórico
D – 22 – Dia Mundial do Folclore
E  - 25 – Dia do Soldado – Dia do Exército Brasileiro
F – 26 – Dia da Igualdade da Mulher

Lançamento – Será lançado o Livro “O Evangelho de SÃO JOÃO em Sonetos” – de autoria do acadêmico JOSÉ MORGADO.

JOSÉ MORGADO
CADEIRA N º 28 T
PRESIDENTE
PATRONESSE: PROFESSORA ELVIRA DE MOURA BASTOS

Pela manhã, leio no caderno METRÓPOLE, de “O ESTADO”, na coluna SÃO PAULO RECLAMA uma carta de WÁLTER TAVERNA, com o título: “TÚNEL NOVE DE JULHO” é o nome tradicional e também o oficial. O TÚNEL NOVE DE JULHO foi recuperado em julho/94 pelo então prefeito PAULO MALUF, sendo FRANCISCO NIETTO NETO secretário da Subprefeitura de SÃO PAULO. A placa estava coberta por grossa camada de tinta e foi encontrada por WÁLTER TAVERNA, presidente da Sociedade Amigos das Tradições e do Progresso da BELA VISTA e do Movimento TÚNEL NOVE DE JULHO LPARA SEMPRE, provando que a designação tradicional sempre existiu oficialmente. A placa será reposta no lugar em que se encontrava, na boca do túnel, face Centro, hoje, 26, às 9 horas, na presença de jornalistas e representantes das inúmeras entidades que apóiam o movimento.

Como tinha combinado com o MENDES, no horário das 8:30 horas estou chegando na ARMÊNIA. Vamos para o TÚNEL NOVE DE JULHO. Ali encontramos um número razoável de pessoas, além da imprensa e de um carro de som. O ambiente é de festa. WÁLTER TAVERNA exibe a placa que ele limpou e que provou que o nome já era consagrado pela Prefeitura. Agora fica muito difícil dizer que o túnel era inominado. MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM e seu irmão ANTÔNIO CARLOS, CORONEL Ref ARY CANAVÓ, advogada JANAÍNA, o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, núcleo da LAPA, Professor JOSÉ CARLOS e uma senhora que o acompanha, pessoas representantes de várias entidades, estão presentes. Os carros passam e buzinam aplaudindo a nossa iniciativa. Notamos que não chegaram o ROMAGNOLI e os veteranos que ele foi buscar.  Aí vai acontecer a parte mais hilariante dessa manhã. Surge de dentro do túnel, com os sapatos molhados, o CAPITÃO Ref GINO STRUFFALDI. É que o ROMAGNOLI parou o carro do outro lado do túnel e os três vieram caminhando por dentro do mesmo. Resultado: percorreram os 350 metros quase às cegas, sujando as mãos e molhando os calçados. Depois do GINO surge o Sr PIRES e o próprio ROMAGNOLI. Foi uma aventura e tanto para o trio.
Dado o recado no TÚNEL NOVE DE JULHO, o MENDES leva-me, bem como o ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, para o VALE DO ANHANGABAÚ. É que está sendo desenvolvida a solenidade de formatura dos novos sargentos, promovida pelo CFAP. O TENENTE-CORONEL PM NILTON CARLOS BUSNELLO está no comando interino e recepciona os convidados, auxiliado por seus oficiais, entre eles o MAJOR MACAMBIRA e o TENENTE TASSI. O Secretário de Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, preside o evento. Estão presentes o Cmt Geral, CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES; o Chefe da Casa Militar, CORONEL PM CELSO CARLOS DE CAMARGO; Coronéis PM ANTÔNIO DOS SANTOS ANTÔNIO, ADAUTO LUIZ SILVA, PAULO DE TARSO DIÓGENES, RAUGESTON BENEDITO BIZARRIA DIAS, ISIDRO SUITA MARTINEZ, JOVIANO CONCEIÇÃO LIMA, ARIVALDO SÉRGIO SALGADO, JOÃO DOS SANTOS DE SOUZA, CORONEL Fem PM FÁTIMA RAMOS DUTRA, além de outros que não me lembro no momento. Cumprimentamos o novo TENENTE-CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, promovido na data de ontem, bem como o Cel Res PM JOSÉ KOKI KATO, agora trabalhando na Prefeitura; vereadores TRÍPOLI, WILLIAM WOO, AURÉLIO NOMURA; deputados Cel PM Res UBIRATAN GUIMARÃES, ROSMARY CORRÊA. Muita gente está presente no VALE DO ANHANGABAÚ para assistir a festa dos novos 670 Sargentos. Pudemos conversar com muitos conhecidos e, num dado momento, assediamos o Chefe da CASA MILITAR, CORONEL PM CELSO, a fim de lembrar o governador da promessa que ele fez no NOVE DE JULHO de convidar o nosso presidente para um “café-da-manhã”. O CELSO toma nota disso e irá estudar uma data, junto com o encarregado de marcar os compromissos com o governador, e nos avisará o dia do encontro que o GINO tanta anseia.
GINO, MENDES e eu almoçamos na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. É que não dá para o GINO ir até sua residência porque está marcada para às 14 horas a Primeira Reunião do CONSELHO SUPERIOR da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (os três presidentes – Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal – reúnem-se num dia da segunda quinzena dos meses pares).
Os advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA prestam um enorme serviço ao MMDC nesta data. Eles foram até a residência de ALEXANDRA FRANGULIS buscar o material que se encontrava em seu poder desde 2002. Tudo que ela levou voltou do mesmo jeito que estava (não fez a limpeza prometida na época) e o que é pior, quadros com vidros quebrados e cheios de cupim. Mas a vitória do ROMAGNOLI é ter conseguido o que o Sr MARCONDES não conseguiu, apesar de mandar sete notificações para ela. A atitude dos dois advogados que muito têm contribuído para com a Sociedade é digna de elogios.
Com a presença do CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo, aguardamos a chegada do CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA, que “se esqueceu” dessa reunião. A funcionária LUCIENE foi obrigada a telefonar para o RENALDO, reavivando sua memória.
Finalmente, com atraso de uma hora, a primeira reunião do CONSELHO SUPERIOR tem início. O CORONEL MENDES já tinha se retirado, pois tem outros compromissos. Ele também não pertence ao CS.  O Cel JAIRO propõe de imediato que o GINO passe a ser o presidente do CS, o que é aceito, de acordo com o que estabelece o Estatuto. Para o cargo de secretário, é escolhido o advogado ROMAGNOLI. Os assuntos polêmicos da Sociedade são discutidos pelos três presidentes. Excepcionalmente, participo dessa reunião, pois não faço parte do CS. São abordados os assuntos: PENSÃO ESPECIAL, CRISE FINANCEIRA e funcionamento do CONSELHO SUPERIOR. O ambiente é de profundo entendimento, pois os três presidentes estão empenhadíssimos na melhora da Sociedade. Muita coisa boa já foi feita e, uma delas, bem lembrada pelo JAIRO é a de que em tão pouco tempo já conseguimos quase cinqüenta associados novos. O RENALDO irá conversar na semana que vem com o tesoureiro, CORONEL RICARDO JACOB, a fim de acertar os problemas financeiros, que são os que mais nos atormentam.
Quase às 17 horas, deixamos a Sociedade. Retorno para casa um tanto quanto cansado. Cochilo no ônibus e por pouco não passo do ponto que preciso descer.

Em discurso de improviso, no CEARÁ, o presidente LULA disse que está “sofrendo muito”, pois vê “muitas denúncias, insinuações e nenhuma prova”. Ele se queixou dos adversários, de acadêmicos e da imprensa – esta chamou de “aves de mau agouro que não querem enxergar um dedo na frente do nariz”. A CUT contratou ônibus para militantes aplaudirem LULA. O presidente do PFL, JORGE BORNHAUSEN, fez duras críticas ao presidente. “LULA não é habituado a trabalhar e, agora, com a crise, não quer mais nada com trabalho”.

A polícia civil identificou mais um suspeito de envolvimento no assassinato do delegado AILTON OLÍMPIO DIAS. O acusado se chama DONIZETE GABRIEL e, até o início da noite continuava foragido. O corpo de AILTON foi enterrado às 9 horas no Cemitério da Saudade, em SÃO MIGUEL PAULISTA, onde policiais civis prestaram a última homenagem ao colega.

A atleta ÁDRIA SANTOS venceu a prova dos 100 metros rasos no  Aberto Europeu Paraolímpico, disputado na FINLÂNDIA. A corredora cega fez o tempo de 12s42 e conquistou seu segundo ouro na competição. Na terça-feira, dia 23, ela havia vencido a prova dos 200 metros raso.

Com a pompa dos grandes momentos, o REAL MADRID apresentou hoje ROBINHO, a mais recente estrela a integrar seu elenco de “galácticos”. O ex-astro do SANTOS chegou em MADRI pela manhã, fez exames médicos e logo em seguida foi para a cerimônia especial preparada no Estádio SANTIAGO BERNABÉU. Diante de dirigentes, de mais de seis mil torcedores e de dezenas de jornalistas, primeiro prometeu honrar a tradição do time; depois, partiu para o ataque e não teve dúvida de revelar o seu grande sonho; “Também quero tornar-me um dos melhores do mundo”, afirmou. Com isso, pretende seguir caminho semelhante àquele já trilhado por outros brasileiros que se destacaram na ESPANHA, como ROMÁRIO, RIVALDO, RONALDO e RONALDINHO GAÚCHO. ROBINHO percebeu, já na chegada ao aeroporto internacional de BARAJAS, o que significa ser jogador do REAL MADRID. Embora fosse muito cedo, havia pelo menos duzentos torcedores a sua espera e foi necessária a intervenção de seguranças para que pudesse se livrar dos fãs.

INOCENTADOS no inquérito que apura o envolvimento de jogadores de futebol com traficantes o atacante RONALDO e o goleiro JÚLIO CÉSAR. No RIO DE JANEIRO.

Cerca de cem mil iraquianos se manifestaram hoje em várias cidades do país contra a proposta de transformar o IRAQUE em uma federação de regiões autônomas, no maior protesto até agora contra a Constituição que está em fase final de elaboração. Na grande maioria, os participantes eram muçulmanos xiitas seguidores do clérigo radical MUQTADA AL-SADR. Eles saíram às ruas de BAGDÁ, NAJAF, KERBALA e outras cidades também para reivindicar a regularização do abastecimento de água e energia elétrica. Duas pessoas foram mortas em choque com a polícia, em KERBALA.

A atriz americana WINONA RYDER foi flagrada pelo sistema de vigilância de uma grande loja de departamentos de LOS ANGELES, na CALIFÓRNIA, roubando peças de roupas. O incidente ocorreu dois meses após a atriz de 33 anos ter completado pena por outro furto de roupas, dessa vez em BEVERLY HILLS. Citando um agente da atriz, que negou que ela tenha roubado as roupas, a NATIONAL ENQUIRER informou que ele pagou pelas peças. Apesar de as câmeras de segurança terem flagrado o roubo, nenhuma queixa foi registrada pela loja, que não se manifestar sobre o episódio.

Um incêndio ocorrido em prédio no centro de PARIS matou 17 pessoas – entre elas 14 crianças e uma mulher grávida – na madrugada. O edifício, ocupado principalmente por imigrantes africanos, pertence ao governo e apartamentos são alugados. A tragédia reabre debate sobre as condições precárias de imigrantes e apartamentos em que eles vivem. Há quatro meses, outro incêndio destruiu parte do Hotel PARIS-OPERA, também ocupado por africanos, matando 24 pessoas.

O dramaturgo e diretor austríaco WOLFGANG BAUER, autor de MAGIC AFTERNOON, morreu nesta sexta-feira, aos 64 anos, em GRAZ. BAUER é considerado um dos principais diretores do teatro realista austríaco do pós-guerra e escreveu mais de trinta peças. Suas obras foram traduzidas para 24 idiomas e suas peças, encenadas em 35 países.

2 006   :   -   SÁBADO

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO
PRESIDÊNCIA


O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo tem a honra de convidar Vossa Excelência e Excelentíssima Família para a Cerimônia de Posse Solene dos novos membros.

PROGRAMA
HINO NACIONAL

Palavras de
NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS
Palavras de JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI
A importância da Mulher no Brasil

Posse Solene
FLÁVIO FAVA DE MORAES
JUSTINO MAGNO ARAÚJO
RALPH MENNUCCI GIESBRECHT
RODOLFO KONDER
RUBENS JUNQUEIRA VILLELA

SAUDAÇÃO
RODOLFO KONDER

PALAVRAS DE IVES GANDRA MARTINS
______________________________________
NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS
 PRESIDENTE

Mestre-de-Cerimônias
MALCOLM FOREST
 
Ruim da gripe, não tenho ânimo de ir ao Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO neste sábado.
O piloto brasileiro FELIPE MASSA conseguiu nesta manhã um feito inédito em sua carreira na Fórmula 1. Ele foi o mais rápido nos treinos para o GP DA TURQUIA, e começará a corrida de amanhã na POLE POSITION. Um brasileiro não fazia a pole desde o GRANDE PRÊMIO DO BRASIL , em 2004, quando RUBENS BARRICHELLO, ainda na FERRARI, saiu na frente. MASSA comemora muito o resultado e dedica a primeira pole ao pai. O feito de FELIPE MASSA vem exatamente em uma semana marcada pelas especulações de que ele voltaria a ser piloto de testes da escuderia de MARANELLO. Além de dar uma resposta aos rumores, o piloto foi elogiado pelo companheiro de equipe, MICHAEL SCHUMACHER. O heptacampeão, aliás, vai largar na primeira fila ao lado do brasileiro. O atual campeão e líder do campeonato de 2006, o espanhol FERNANDO ALONSO, da RENAULT, vem logo atrás das duas FERRARIS. O quarto colocado é o outro piloto da RENAULT, o italiano GIANCARLO FISICHELLA. RUBENS BARRICHELLO, da HONDA, vai sair em 12 º lugar. 

Na HEMEROTECA VENTURA, vou arquivar recortes de jornais. Hoje, os pedreiros quebraram o piso da área dessa casa, bem como a calçada. Será construído um novo piso neste sábado.
Neste sábado e, amanhã, domingo, teremos o louvor a NOSSA SENHORA, em BONSUCESSO. Nesses dois dias, haverá apresentações de grupos de FOLIA DE REIS, das duplas DI ORIENTE & SIDINEY e PEDRO BENTO & ZÉ DA ESTRADA, TINOCO & TONIQUINHO e orquestra de violeiros, além de missas celebradas pelo bispo de GUARULHOS, D. LUIZ GONZAGA BERGONZINI, e o padre RENATO DUARTE. No domingo, às 14 horas, terá início a procissão. BONSUCESSO, antigo aldeamento indígena, foi uma região de conflitos entre fazendeiros, indígenas e negros escravos. Justamente, nesta região, surgiu o culto a NOSSA SENHORA DE BONSUCESSO, ou o culto da BOA MORTE, como é prática forte em PORTUGAL. Até então o brasileiro não tinha a prática deste culto, que traz, na sua tônica, a devoção à BOA MORTE. Há registro que a primeira imagem de NOSSA SENHORA DE BONSUCESSO chegou ao BRASIL pelas mãos do padre MIGUEL COSTA, do hábito de SÃO PEDRO. Esta imagem teria sido colocada, em 1937, na capela da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, no Estado do RIO. A santa era conhecida em PORTUGAL, no século XVI, como NOSSA SENHORA DO BONSUCESSO DOS AGONIZANTES, onde era invocada para proporcionar aos seus devotos uma boa morte. Em GUARULHOS não se sabe como chegou a primeira imagem da santa. Padre ANTÔNIO CARLOS FRIZZO, que foi vigário de BONSUCESSO, comentou a versão oficial de que a imagem foi encontrada onde hoje é a capela. Mas, há lendas dando conta de que a imagem foi encontrada em local diferente de onde foi construída a capela. A narrativa popular consagra a versão de que foram feitas várias tentativas de construir a capela no lugar conhecido como TAQUARAL, onde a imagem apareceu pela primeira vez. Ocorre que durante a noite, a imagem desaparecia e reaparecia na colina onde acabou por ser erguida a capela. 

Na tarde, a AXN apresenta a MARATONA LOST, com os últimos capítulos da temporada. O assassinato de ANA-LÚCIA e LIBBY por MICHAEL, libertando o falso HENRY, uma missão que lhe foi dada pelos “outros”, com a responsabilidade de salvar seu filho WALT. Ele esteve aprisionado pelos “outros” e fez um acordo: atrair JACK, LOCKE, SAWYER e HUGO até o acampamento deles.
Ao terminar o enterro de ANA-LÚCIA e LIBBY os habitantes da ilha vêem um barco. Pedem socorro e JACK e SAYID lançam-se às águas, alcançando o veleiro. No seu interior está DESMOND, aquele que foi encontrado no abrigo da DHARMA e fugiu. Navegou durante semanas e retornou ao mesmo lugar. DESMOND DAVID HUME foi um soldado que cumpriu pena por insubordinação. Ao ser posto em liberdade, o ricaço CHARLES WIDMORE determinou que ele ficasse longe de sua filha, de quem era o namorado. DESMOND conheceu a viúva ELIZABETH e esta lhe emprestou um veleiro para que ele fizesse uma prova.
LOCKE fica sabendo que DESMOND regressou à ilha. Eles se encontram. DESMOND esteve durante três anos no abrigo da DHARMA. LOCKE conta-lhe que conheceu o outro abrigo da DHARMA, o PÉROLA, que servia de monitoramento dos passos daqueles que estavam do outro lado da ilha. Eles retornam ao abrigo e atraem EKO para uma armadilha. LOCKE e DESMOND querem acabar com a mistificação de ter de ser acionado o controle de tempos em tempos, conforme está acontecendo há anos. DESMOND relembra que estava no veleiro quando uma tempestade o jogou na ilha. Foi salvo por KELVIN INMAN, que era o responsável pelo controle do abrigo. KELVIN cumpria a missão da DHARMA junto com RADZINSKY. DESMOND também conta a LOCKE como se deu o suicídio de RADZINSKY e o dia em que KELVIN deixou o abrigo. Ele o seguiu. Entraram em luta corporal. KELVIN caiu e quebrou o pescoço. DESMOND correu para o abrigo mas não chegou a tempo de acionar o botão. Aconteceu uma descarga eletromagnética, que causou a queda do avião que transportava os passageiros que hoje vivem na ilha.  EKO consegue escapar do abrigo e encontra CHARLIE a quem pede ajuda. Ele quer evitar que DESMOND e LOCKE deixem de apertar o botão após o alarme. Mas não conseguem evitar o pior. O alarme soa e o código não é acionado. O abrigo explode. DESMOND aciona um chave que detona o PROJETO DHARMA. CHARLIE consegue escapar e se junta aos companheiros da ilha.
SAYID pede emprestado o veleiro de DESMOND e parte para ajudar  JACK, com na companhia do casal de coreanos, JIN e SUN. Chegam ao outro lado da ilha e encontram os diários do PROJETO DHARMA.
SAWYER, KATE e HUGO que estão em busca dos “outros”, monitorado por MICHAEL, são perseguidos por duas pessoas e atiram contra elas. Matam um e o tiroteio coloca os “outros” de sobreaviso. Cercados, são dominados e levados para o local onde vivem essas pessoas. Apresenta-se o falso HENRY. Ele é o chefe. Liberta MICHAEL e o seu filho WALT. Manda HUGO HURLEY retornar aos seus companheiros e conserva presos JACK, KATE e SAWYER.
Termina dessa maneira a segunda temporada de LOST, de maneira que resta aguardar a terceira temporada para seguir a história dos sobreviventes da queda do avião e saber dos segredos que a ilha guarda.
LUCINDA convida-me para ir numa reunião na casa da KÁTIA e NELSON. Acontece que estou assistindo o último episódio de LOST e estou curtindo uma tosse. Ela prefere ir sozinha.

Dois criminosos fizeram aproximadamente 60 estudantes reféns, hoje, durante um arrastão em uma escola estadual em COTIA, na GRANDE SÃO PAULO. Eles ameaçaram uma professora de morte para fazer os alunos entregarem 22 telefones celulares. Um dos bandidos foi preso durante a fuga.

O cantor MARCELO PIRES VIEIRA – o BELO – pôde sair do Instituto Penal CÂNDIDO MENDES, no RIO DE JANEIRO, para passar o dia em casa, ao lado da mulher VIVIANE ARAÚJO. O direito foi concedido pela Justiça na quarta-feira, dia 23 de agosto.

A austríaca NATASCHA KAMPUSCH, de 18 anos, que foi mantida em cativeiro nos últimos oito anos, contou em conversa com psicólogos que teve “contato sexual” com seu seqüestrador. NATASCHA escapou do cativeiro na quarta-feira, dia 24, e seu raptor, WOLFGANG PRIKLOPIL, de 44 anos, cometeu suicídio jogando-se à frente de um trem em movimento. 

O pintor VLADIMIR GRIEGOROVICH TRETCHIKOFF, um exilado da SIBÉRIA que adotou a ÁFRICA DO SUL como país de moradia, faleceu hoje, aos 92 anos. Ele estava hospitalizado na CIDADE DO CABO, em decorrência de derrame que sofreu em 2002. Artista autodidata, TRETCHIKOFF teve passagens pela CHINA e por CINGAPURA até se estabelecer na CIDADE DO CABO, na ÁFRICA DO SUL, no fim da 2 ª GUERRA MUNDIAL. Durante sua vida, construiu uma verdadeira fortuna vendendo suas pinturas, tornou-se um dos maiores best-sellers do mundo. Mas suas populares obras realistas, com fortes cargas emocionais, representando flores murchas ou bailarinas sempre foram desprezadas pelos especialistas (e não entraram para nenhum acervo de museu importante). “Eles o consideravam kitsch”, disse sua filha, MIMI MERCORIO. Sua pintura mais conhecida é o retrato CHINESE GIRL, de 1952.

2 007    :     -    DOMINGO
Leitura de jornais pela manhã. Depois, cuido das minhas memórias, colocando no computador os dados que me foram enviados por ALVY COLLETTI a respeito de seu pai ATTILIO COLLETTI, um dos ex-combatentes de 1932, que lutou na Revolução Constitucionalista na região de SOLEDADE, no RIO GRANDE DO SUL, sob as ordens do célebre CORONEL CÂNDIDO CARNEIRO JÚNIOR, o GENERAL CANDOCA. Recentemente, no 9 de Julho, a filha do general, dona INOCÊNCIA, prestigiou a solenidade do JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução Constitucionalista, vindo de PORTO ALEGRE até SÃO PAULO para assistir a cerimônia no IBIRAPUERA.
Cumprimento minha prima CARMEM pelos seus setenta anos completados hoje. Ela pergunta sobre minha família e explica que o marido, MANOEL, vai vivendo com uma doença que não tem retorno, o mal de ALZHEIMER.
Também consigo falar com o CORONEL CANAVÓ. Ontem, foi data de seu aniversário. Diz ele que embora tenha nascido em 25 de agosto, o registro acusa oito de setembro.

Assisti hoje de manhã a vitória de FELIPE MASSA no GP DA TURQUIA. É a primeira vez que a Fórmula 1 vê quatro pilotos empatados com três vitórias cada, depois de 12 corridas disputadas. Nunca houve tanto equilíbrio entre os favoritos. Entretanto, a temporada que teve o maior número de vencedores diferentes após as doze primeiras etapas foi a de 1974, que terminaria com o segundo título de ÉMERSON FITTIPALDI na categoria.
Naquele ano, sete pilotos chegaram em primeiro: FITTIPALDI, CARLOS REUTEMANN, RONNIE PETERSON, JODY SCHECKTER e NIKI LAUDA, com duas vitórias cada, e CLAY REGAZZONI e DENNIS HULME, com uma.
Hoje, o chamado “homem de gelo” mostrou que também pode se abalar. Visivelmente chateado com o resultado, KIMI RAIKKONEN minimizou a vitória de MASSA e fez questão de lembrar o jogo de equipe imposto pela FERRARI. “A corrida foi decidida no treino. Ainda tentei me manter próximo para arriscar algo no pit stop, mas o piloto que está na frente normalmente tem preferência depois da parada”, afirmou o finlandês.
O que faltou em emoção na corrida, o GP DA TURQUIA levou à temporada da Fórmula 1. A dobradinha da FERRARI, com FELIPE MASSA à frente, embolou de novo um campeonato que se desenhava limitado à disputa dos dois pilotos da McLAREN. O brasileiro liderou a prova de ponta a ponta, como no ano passado, e roubou de seu companheiro KIMI RAIKKONEN o terceiro lugar na classificação.
MASSA tem agora 69 pontos, um a mais que o finlandês. Com um pneu estourado a 16 voltas do fim, quando era o terceiro, o líder do campeonato, LEWIS HAMILTON, teve de fazer um pit stop a mais. Com isso, o inglês ficou só com o quinto lugar e chegou aos 84 pontos.
O espanhol FERNANDO ALONSO, vice-líder, diminuiu a diferença para o inglês para cinco pontos, com o terceiro lugar de hoje. O quarto lugar na corrida de hoje ficou para NICK HEIDFELD. O sexto foi HEIKKI KOVALAINEN; NICO ROSBERG em sétimo; ROBERT KUBICA em oitavo; GIANCARLO FISICHELLA em nono; DAVID COULTHARD em décimo. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO chegou em 17º.

O PALMEIRAS ganhou hoje do FIGUEIRENSE por 2 a 1, em pleno ORLANDO SCARPELLI, em FLORIANÓPOLIS, e deixou claro que está vivo na briga pelo título do BRASILEIRO. O VERDÃO pulou para 36 pontos, entrou no G4 e agora desafia o líder SÃO PAULO no clássico marcado para quarta-feira (dia 29), no PALESTRA ITÁLIA. O PALMEIRAS festejou seus 93 anos com essa vitória.
SÃO PAULO 5 x NÁUTICO 1. Foi um baile, um massacre? Nada disso. A bem da verdade, o primeiro tempo foi um longo bocejo, um tédio, marcado por apenas um único lance de emoção: SIDNY diante de ROGÉRIO. Mas, no segundo, depois da expulsão de ACOSTA, o SÃO PAULO disparou a goleada impiedosa, com DAGOBERTO, ROGÉRIO CENI (de pênalti), HUGO (duas vezes de cabeça em cobranças de córner) e ALOÍSIO, num golaço, em que o centroavante matou no peito, ajeitou com a direita e de bate-pronto fuzilou. E assim o SÃO PAULO segue mais líder do que nunca, aumentando seu saldo de gols, que era, incompatível com a posição que ocupa da tabela.
O BOTAFOGO retoma sua caminhada no BRASILEIRO, vencendo de virada o GALO, em pleno MINEIRÃO, dois gols de cabeça, um de TÚLIO, outro de LÚCIO FLÁVIO.
Por fim, o SANTOS foi passar um weekend em NATAL e aproveitou a viagem para ensacar o AMÉRICA: 4 a 1, em ritmo de treino.
Outros resultados: SPORT 0 x VASCO 0; FLAMENGO 3 x GOIÁS 1; PARANÁ 3 x JUVENTUDE 1.

A força-tarefa da polícia do PARANÁ prendeu, na madrugada de hoje, quatro pessoas que, segundo os policiais, confessaram o assassinato da estudante universitária ANA CLÁUDIA CARON, de 18 anos. O crime, ocorrido na semana passada, chocou os paranaenses pela brutalidade. O corpo da estudante foi encontrado nu e carbonizado, com um tiro na boca e sinais de violência sexual, em ALMIRANTE TAMANDARÉ, na região metropolitana de CURITIBA. Foram presos ÂNGELA FERRAZ DA SILVA, de 22 anos, e seu namorado, um adolescente de 17 anos, que são os principais suspeitos do crime. Outro adolescente, de 15 anos, supostamente envolvido com tráfico de drogas, e WERYCKSON RICARDO DE PONTES, de 19 anos, também foram presos.

Foi enterrado hoje o corpo do universitário RENATO INÁCIO ARIAS, de 23 anos, que foi assassinado numa tentativa de assalto na noite de sexta-feira, em SANTO ANDRÉ, na região do ABC. O sepultamento ocorreu às 9 horas, no Cemitério PAULICÉIA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, e reuniu cerca de 200 pessoas, entre amigos, parentes e colegas da igreja evangélica que freqüentava.
O universitário foi atacado por dois homens, às 19:30 horas da última sexta-feira, dia 24, quando ia da Fundação SANTO ANDRÉ, onde fazia o curso de administração de empresas, para casa. Com o tráfego lento ele ficou parado com o seu PÁLIO na alça de acesso à Avenida PRESTES MAIA, em SACADURA CABRAL, e foi abordado pelos criminosos. Um deles estava armado.

O traficante colombiano JUAN CARLOS RAMIREZ ABADÍA, de 45 anos, acredita que o comércio internacional de drogas continuará liderado por outras pessoas, apesar de sua prisão. “Estou preso e já tem gente me substituindo. Isso não vai acabar nunca”, disse ele, em entrevista ao FANTÁSTICO, da TV GLOBO, exibida hoje à noite.  
 
Os piores incêndios florestais em décadas na GRÉCIA ameaçavam hoje as ruínas de OLÍMPIA, berço dos jogos olímpicos. Pelo menos 60 pessoas morreram desde sexta-feira, dia 24, no país, que está sob estado de emergência. “Há focos de incêndio em mais da metade da GRÉCIA. Esse é definitivamente um desastre sem precedentes”, afirmou o porta-voz do Corpo de Bombeiros, NIKOS DIAMANDIS.
Um dos focos atingiu OLÍMPIA hoje de madrugada. Os moradores da cidade foram retirados às pressas, enquanto bombeiros e aviões de combate a incêndio tentavam impedir que as chamas chegassem ao museu e às ruínas. Após horas de combate às chamas, o fogo foi controlado, mas a vegetação em torno das ruínas foi totalmente destruída.
O Templo de APOLO, construção que tem 2.500 anos, também estava ameaçado pelas chamas na cidade de ANDRITSAINA, no sul do país.  

Desmentindo indiretamente os rumores sobre sua morte, o líder cubano FIDEL CASTRO publicou hoje um artigo no jornal JUVENTUD REBELDE. O texto, escrito em primeira pessoa, não faz nenhuma menção a seu estado de saúde, mas cita um artigo que ele disse ter lido no jornal oficial GRANMA na sexta-feira.
Na sexta-feira, dia 24, os boatos sobre a morte de FIDEL ganharam intensidade, principalmente em MIAMI. Mas foram veementemente desmentidos por personalidades ligadas ao regime cubano, como o presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ.
FIDEL, que passou o poder para seu irmão RAÚL há 13 meses, se recupera de uma grave doença intestinal.

2 008      :     -     TERÇA-FEIRA
Nesta manhã, leio no FÓRUM DOS LEITORES, de “O ESTADO DE SÃO PAULO” a carta RAPOSAS DA SELVA, de PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, que diz o seguinte:
“A questão favorável à demarcação contínua da reserva indígena RAPOSA SERRA DO SOL, no Estado de RORAIMA, só atende a interesses de estrangeiros que, silenciosamente, disputam parte do nosso território. Infelizmente, a nossa juventude não está percebendo o risco que representa para o BRASIL essa horrenda e impatriótica situação, voltada para a demarcação contínua das terras indígenas. Se nossos jovens soubessem, estariam gritando, em altos brados, em passeatas pela negativa dessas demarcações, situação que poderá, num futuro não muito distante, alterar até os nossos pontos cardeais. “
esse assunto foi amplamente discutido ontem na reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, após o alerta dado pela professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM.
O relator da ONU PARA DIREITOS INDÍGENAS acaba de visitar RORAIMA. A Declaração pode ser vista como um prenúncio indireto dessa internacionalização, ao estabelecer, com o apoio da comunidade internacional – inclusive do governo brasileiro –que os direitos dos povos indígenas são objeto de preocupação e responsabilidade internacionais. Os temas do controle territorial e da perspectiva de criação de uma nação indígena independente dentro do Estado brasileiro adquirem, assim, um caráter grave que tem de ser examinado sob a ótica da segurança nacional. O Congresso, que aprovou a Constituição de 1988 e ratificou a Declaração da ONU, e o Supremo Tribunal Federal, que está julgando a questão da demarcação das terras no norte de RORAIMA, deveriam reexaminar com cuidado essa questão.  

Depois de vários dias de incerteza e amolação, o Senhor LUIZ, nosso velho conhecido, também morador na Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO, finalmente consegue encontrar o “segredo” do sumiço das águas do quintal de casa. LUCINDA, finalmente, fica sossegada. MARINEI consegue passar, via e-mail, para ELIANA, no DIÁRIO OFICIAL, o EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL marcada para 17 de setembro. Pelo nosso Estatuto esse edital deverá ser publicado com 15 dias de antecedência da data marcada para a realização da assembléia. VICTÓRIO convida-me para almoçar tão logo chego na Sociedade. Estamos ansiosos para saber como o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL vai se comportar no caso indígena. Isso deverá ser anunciado amanhã. Os comentários são muitos e os oficiais acham que está havendo ingerência estrangeira no BRASIL, com o beneplácito do presidente LULA.
Alguns estudantes ligam para a Sociedade. Querem entrevistar os veteranos de 32. Peço para comparecerem amanhã, DIA DOS ANIVERSARIANTES, quando teremos o GINO e o OSWALDO DIANA juntos.
LAURO ESCOBAR está no gabinete do PAULO BOMFIM, no Tribunal de Justiça. Ele trouxe o desenho da Medalha “PELA LEI”. A MARINEI vai buscar esse documento. Minha idéia é lançar uma medalha por ocasião do JUBILEU DE DIAMANTE DA CONSTITUIÇÃO DE 1934.
Saio cedo da Sociedade. Quando chego em casa LUCINDA mostra-me o trabalho concluído do Sr LUIZ, acabando com o sofrimento de um escoamento de água para baixo do quarto que fica na frente de casa. Ela também traz a notícia de que PAULO ISHIKAWA, marido de sua irmã MARGARIDA, sofreu uma operação do coração às 7 horas e está na UTI, mas em situação muito boa, segundo os médicos.

Por volta das 2 horas de ontem, o garoto F., de 11 anos, foi flagrado por policiais militares ao dirigir um carro que havia ajudado a furtar. Pela segunda vez, em apenas quatro dias, ele volta ao noticiário policial. Não é a primeira, não é a segunda vez no período de um ano. O menino foi levado para delegacias da zona sul sete vezes por furtos de automóveis, direção sem habilitação, desacato à autoridade e atentado ao pudor. Por trás das ocorrências, a história de um garoto precoce, que se nega a viver nas condições em que está – em um sobrado humilde do JARDIM UBIRAJARA, convivendo com garotos mais velhos, sem dinheiro para comprar as roupas que deseja.

Apesar de estar preso em BANGU 8, o ex-banqueiro ALBERTO SALVATORE CACCIOLA, de 64 anos, tem conseguido fazer refeições requintadas, à base de lagosta e salmão. Segundo denúncia recebida pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, CACCIOLA tem degustado iguarias compradas em um restaurante da BARRA DA TIJUCA, na zona oeste do RIO. O advogado de CACCIOLA, CARLOS ELI ELUF, disse que a denúncia “é mentirosa”. De acordo com o defensor, o ex-bancário é alérgico a frutos do mar.

O ex-jogador MOISÉS, um dos grandes ídolos da história do CORINTHIANS, que participou da conquista do título paulista de 1977, morreu hoje no RIO, aos 60 anos, vítima de câncer no pulmão. Zagueiro viril e de muita raça, MOISÉS ganhou fama de “xerifão” nas décadas de 1970 e 1980. No RIO, onde nasceu, defendeu FLAMENGO, FLUMINENSE, VASCO, BOTAFOGO e BANGU. E vestiu a camisa da Seleção brasileira uma única vez, num amistoso em 1973.
Encerrou a carreira no início dos anos 1980 e logo virou técnico do BANGU, onde foi vice-campeão brasileiro, em 1985. O enterro foi hoje à tarde, no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, no BOTAFOGO.

Um racha terminou com um rapaz morto e outros quatro feridos na Avenida LAURO DE GUSMÃO SILVEIRA, no JARDIM SÃO GERALDO, em GUARULHOS, no final da noite de ontem. O motorista de um dos carros envolvidos (um GOL turbinado e com nitro) era o policial civil ÉVERTON SILVA NOVAES, de 25 anos. Mais de 50 pessoas assistiam aos rachas entre vários carros e motos que acontecia na noite de segunda-feira e madrugada de hoje. O GOL e um VOYAGE não identificado disputavam um pega no local por volta das 23 horas. O policial civil perdeu o controle do GOL e bateu em um CORSA, que estaria estacionado.

Uma viatura da Polícia Militar sofreu um acidente hoje à tarde, no PARQUE ANHANGÜERA, na zona norte da capital, deixando quatro policiais militares feridos. Por volta das 12:30 horas, o motorista de 34 anos perdeu o controle do veículo, por motivos ainda desconhecidos, e capotou a viatura BLAZER do 3º Batalhão de Choque no canteiro da via expressa da Avenida Marginal Direita do TIETÊ, sentido AYRON SENNA. Os policiais militares seguiam para o Centro de Detenção Provisória de PINHEIROS, onde fariam a escolta de presos, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública. Após o acidente, um dos policiais,d e 37 anos, teve que ser socorrido no Hospital das Clínicas, em PINHEIROS. Ele foi levado pelo helicóptero ÁGUIA 7, da PM. Os outros três PMs, de 24,34 e 45 anos, foram levados ao Pronto-Socorro do HOSPITAL GERAL DE VILA PENTEADO, zona norte da cidade.     

Um pai manteve o próprio filho refém durante cinco horas e meia na Rua SALVADOR MAZZA, no JARDIM ELISA MARIA, zona norte de São Paulo. O vigilante ÁLVARO BORGONHA DE MOURA, de 32 anos, ameaçou matar RENAN PEREIRA DE MOURA, de 12, com uma faca após discutir com a mãe do garoto. O casal está separado há quatro meses. ÁLVARO ficou com o filho no final de semana, mas não quis entregá-lo à mãe. O pai libertou RENAN às 4 horas de hoje, após uma longa negociação com um soldado da Polícia Militar.

Assim que desembarcou no aeroporto internacional de CUMBICA a paulista MAURREN MAGGI percebeu que a medalha de ouro conquistada nos JOGOS DE PEQUIM a colocou em outro patamar. Na pista de pouso, a saltadora foi informada que um helicóptero, cedido pelo empresário ABÍLIO DINIZ, a levaria até a sede da rede de supermercados que a patrocina, na zona sul de São Paulo. Só depois de descer do helicóptero, por volta das 13:30 horas, MAURREN reencontrou a filha SOPHIA, de quem ficou distante durante quase um mês. Acompanhada da menina, MAURREN conversou por quase uma hora com uma multidão de jornalistas. Mesmo sorridente e bem-humorada, aparentava certo cansaço. Após ser presenteada com passagem para SOPHIA e ela visitarem o parque da DISNEY, em ORLANDO, nos EUA, MAURREN subiu em um carro de bombeiros. Ao longo da passeata, foi aplaudida e deu alguns autógrafos. Na AVENIDA PAULISTA, a medalhista olímpica caiu na gargalhada ao constatar que um hippie lhe mandava beijos. 

Autoridades americanas investigam quatro acusados de elaborar um plano para matar o candidato democrata à presidência dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA. Três homens e uma mulher foram presos entre domingo e segunda-feira por porte ilegal da rede TV CBS, um deles teria dito que iriam “atirar em OBAMA de um ponto elevado, usando um rifle”. 

Dez homens armados com facas seqüestraram hoje um avião no SUDÃO com 95 pessoas a bordo e fizeram um pouso forçado na LÍBIA, em uma pista usada na 2ª Guerra, no meio do Deserto do SAARA. Propriedade da companhia privada sudanesa SUN AIR, o BOEING 737-200 partiu de NYALA (na região de DARFUR) com destino a CARTUM, mas foi desviado para LÍBIA após o EGITO recusar o pedido dos seqüestradores para pousar no país.
O departamento de aviação da LÍBIA confirmou que o avião aterrissou em KUFRA – um oásis próximo à fronteira com o EGITO e o SUDÃO – mas disse não ter conseguido estabelecer contato com os seqüestradores, pois o campo de pouso não tem equipamento de comunicação. Os seqüestradores exigiram que o avião seja reabastecido para que eles possam voar para PARIS.

Políticos de oposição no ZIMBÁBUE vaiaram e interromperam hoje o presidente ROBERT MUGABE, que discursava no Parlamento. A oposição questiona o governo de MUGABE, reeleito há dois meses em uma eleição fraudada. Transmitida ao vivo pela TV, a cena é inédita no país, já que antes não havia oposição relevante no Legislativo.

A RÚSSIA reconheceu hoje formalmente a independência das províncias separatistas da GEÓRGIA – OSSÉTIA DO SUL e ABKÁZIA – e irritou o governo americano e os principais líderes da UNIÃO EUROPÉIA. A decisão foi anunciada pelo presidente russo, DMITRI MEDVEDEV, um dia depois de as duas câmaras do Parlamento russo terem aprovado uma resolução que pedia pelo reconhecimento. “Essa não é uma escolha fácil, mas é a única chance de salvar a vida das pessoas”, disse MEDVEDEV.

Em seu discurso nesta noite na convenção democrata, em DENVER, no COLORADO, a senadora HILLARY CLINTON tinha a missão de acabar com as divisões do partido e convencer boa parte de seus eleitores a votarem em seu rival nas primárias, o senador BARACK OBAMA, que se tornará na quinta-feira, dia 28, oficialmente, o candidato do partido à CASA BRANCA. A missão da ex-primeira-dama, porém, não é fácil. Um protesto do “grupo 18 milhões de votos” – o nome se refere ao número de votos que HILLARY recebeu nas primárias – mostra como é grande o desafio de conquistar os ressentidos eleitores de HILLARY.      

2 009       :       -       QUARTA-FEIRA
Bom Dia,
Esta mensagem refere-se ao lançamento do livro SOLDADOS QUE VIERAM DE LONGE, que contará com o patrocínio cultural da AHIMTB, ABORE e AHJB, as 19h de quarta-feira 26/ago, quando ficaríamos honrados em poder contar com a presença de Representantes dos Veteranos de 32, no Arquivo Histórico Judaico Brasileiro - AHJB, Rua Estela Sezefredo, 76 – Pinheiros (www.ahjb.com.br), para o maior brilho do evento,
O evento contribui para maior divulgação dos feitos heróicos dos Ex-Combatentes e faz parte da Semana do Exército
Permanecemos a disposição, apresentando as mais cordiais Saudações Acadêmicas,
Professor Israel Blajberg
3°. VP e Delegado Rio – Delegacia  Mar João Baptista de Mattos
ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL AHIMTB
Tels: (021)- 2172-7843 - 2268-3078  -  9483-8045    iblaj@telecom.uff.br
Lançamento do livro
SOLDADOS QUE VIERAM DE LONGE
Quarta-feira 26/ago/2009 as 19h
Arquivo Histórico Judaico Brasileiro – AHJB
Rua Estela Sezefredo, 76 – Pinheiros
São Paulo - SP
www.ahjb.com.br
Traje - Passeio
Militares - O Correspondente
Veteranos - c/braçadeira e condecorações
Programa Preliminar
19:00h      Abertura - Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Musica,
Saudação do presidente do AHJB ao Dia do Soldado e Semana do Exercito
Homenagem: 
Nominata dos Veteranos presentes
Entrega de livros e diplomas - 10 min
Homenagem a Autoridades Civis e Militares
Entrega de livros e diplomas  - 10 min
19:40h   Breves Palavras do Autor sobre os SOLDADOS QUE VIERAM DE LONGE,
Pronunciamento da maior autoridade presente - 5 min
20:00h O Mestre de Cerimônias convida para autógrafos do autor e coquetel,

Recebo uma mensagem da MARINEI dizendo que não tem dinheiro em caixa para comprar o bolo e os salgadinhos à tarde, quando comemoraremos o “DIA DOS ANIVERSARIANTES”, Mais uma vez o tesoureiro demonstra descaso para com a Sociedade, pois é praxe comemorarmos esse dia na última quarta-feira do mês. Passo essa mensagem aflitiva para o presidente, muito embora não quisesse lhe dar preocupação. Mando a nossa funcionária passar o e-mail para o tesoureiro, a fim de que ele cumpra com a sua parte.
Mais tarde, já na Sociedade, vamos aguardar a chegada dos convidados para esta comemoração e tomar as providências necessárias.
O CORONEL ARY CANAVÓ é o primeiro a chegar. Ele aniversariou ontem, completando oitenta anos de idade. Conversa comigo sobre o seu estado de saúde. Está fazendo uma bateria de exames, mas sentiu-se em condições de vir até o MMDC nesta tarde. Depois comparece o GINO e dona DINORAH.
O 1º TENENTE PM IVAN GARCIA SOUZA, do 1º BPChq, um dos mais novos associados, apresentados pelo agora CAPITÃO PM GONÇALVES (foi promovido ontem), também é um dos aniversariantes e vem para a festa. Chega o CAPITÃO PM PATRÍCIO JÚNIOR (não é aniversariante, mas vem prestigiar essa comemoração).
Vindo de PIRASSUNUNGA, demonstrando elegância ao se trajar, aos 85 anos, comparece mais um dos mais prestigiados aniversariantes do mês de agosto, CORONEL PM Ref EDUARDO MONTEIRO, recebido com muito carinho por nós. Acompanha-o uma pessoa de sua família. O CORONEL PM Ref MONTEIRO, nosso conhecido desde quando eu era ASPIRANTE A OFICIAL, demonstra grande estima pela nossa Sociedade. Faz questão de custear as despesas com o bolo e os salgadinhos.
Demonstrando vitalidade, apesar de ter passado por problemas numa das pernas, chega ALENCAR TOMÁS, também aniversariante de agosto, acompanhado de um parente. Fica encantado com a reforma que a Sociedade sofreu e elogia muito o novo MMDC.
Por causa da greve dos guardas-civis metropolitanos, o Professor JOSÉ CARLOS BARROS DE LIMA e MARGARIDA ROSA chegam atrasados. MARGARIDA ROSA também é aniversariante do mês de agosto. Um dos nossos associados mais recentes, o senhor SÉRGIO STIOGLIA, que completou 57 anos, completa a lista dos aniversariantes presentes.
O ambiente é de muita alegria. O CORONEL PM Res MANOEL ABISSI NOGUEIRA vem em nome da COOPMIL e, como meus convidados: VICTÓRIO, COLOMBO, CRISTIANO e DANILO. O CORONEL MENDES também está conosco, mas demonstra preocupação com a sua função no GRANDE ORIENTE.
O GINO, o MENDES e eu trocamos algumas palavras sobre a lambança praticada em GUARULHOS, agora situada no CPA/M-7, talvez cometida pelo CAPITÃO PM ROSA, uma vez que a JANAÍNA mandou uma informação que desconhecia o tal Edital de Convocação da Assembléia Geral Eleitoral. Como estamos em festa, o MENDES ficou de mais tarde ligar para o CAPITÃO PM ROSA e procurar contornar o erro praticado.
Apesar das dificuldades causadas pela má vontade do tesoureiro, que não se dignou a dar qualquer satisfação, a comemoração do “DIA DOS ANIVERSARIANTES” foi muito boa.          
Os convidados vão deixando a Sociedade por volta das 17 horas. O CORONEL PM Ref EDUARDO MONTEIRO ainda vai até o Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, Unidade que está em seu coração.

MENDES E GINO
PARA CONHECIMENTO
Mostrar texto das mensagens anteriores -
Forwarded message ----------
From: Mario Ventura
Date: 2009/8/26
Subject: Re: Dia do soldado
To: Fábio Trombetti
CARÍSSIMO DOUTOR FÁBIO TROMBETTI
No dia 2 de outubro, a partir das 9 horas, estaremos irmanados no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA, comemorando o 77º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Revolucionário de 32. Contamos com a sua presença.
Agradeço as gentis palavras a nós dirigidas e as irei transmitir ao Presidente e ao Vice-Presidente. Pena que somente agora é que estou tomando ciência, mas é o único momento que tenho para abrir o correio eletrônico. É que hoje nós comemoramos o "DIA DOS ANIVERSARIANTES" e a sua mensagem poderia ser lida no momento. Mas as vou transmitir virtualmente.
A propósito, acabei de colocar o blog "MEMÓRIAS DO VENTURA" NA WEB.
CRICAR NO LINK
http://ventura-memriasdoventura.blogspot.com/
2009/8/26 Fábio Trombetti
Querido Ventura e demais amigos
Parabéns por esse dia a todos. São homens como vocês, além do nosso também querido Mendes, Gino, Elerigton e Lessa, entre tantos outros, que nos recordam, com suas posturas de desprendimento, dedicação, civismo e patriotismo, o nosso dever para com a nossa nação e, mais do que isso, nos inspiram a seguir adiante, contribuindo para um Brasil mais justo e igualitário.
Viva o Dia do Soldado! Vivas aos nossos amigos combatentes do bom combate!
Abraços fraternais do
Fábio
P.S.: se alguém tiver o endereço do Mendes, por favor enviar a ele!

Mesmo jogando com 9 reservas, o CORINTHIANS arrancou empate com o BARUERI por 2 a 2, nesta noite, na ARENA BARUERI. Lançando sua terceira camisa, que mais parecia a da INTER DE MILÃO, o TIMÃO ainda vencia até os 18 minutos do segundo tempo, quando o caçula da Série A assegurou a igualdade.
Foi uma noite luminosa: em dois jogos, dez gols, boa técnica, lances de categoria, e muita emoção nas alternâncias do placar;BARUERI 2 X CORINTHIANS 2 e na VILA, o SANTOS disparou 2 a 0 logo no início, com direito a um belo gol de KLÉBER PEREIRA, mas o INTER chegou ao empate, e à virada, já no segundo tempo, com três gols de ALECSANDRO, que, se não tem o brilho de NILMAR, substitui o ídolo colorado com uma eficiência rara. KLÉBER PEREIRA empatou, e o jogo seguiu no fio da navalha até o fim.    

Por pressão dos governadores dos Estados produtores de petróleo e das lideranças do PMDB, o governo sinalizou hoje que a regulamentação do PRÉ-SAL, a ser enviada na próxima segunda-feira ao Congresso, vai propor uma regra para rateio dos royalties. Os governadores SÉRGIO CABRAL (RJ) e PAULO HARTUNG (ES), ambos do PMDB, exigiram que os Estados produtores fiquem com 40% do dinheiro arrecadado, e o restante seria distribuído aos demais Estados. No ano passado, os Estados e municípios produtores receberam 12,8 bilhões de reais em royalties. O presidente LULA queria adiar a discussão sobre essa participação por ser politicamente explosiva, mas a possibilidade de desagradar ao PMDB, partido que o Planalto corteja como aliado para a eleição de 2010, o fez recuar.

A ex-secretária da Receita LINA VIEIRA ganhou um aliado dentro do governo. O IPEA divulgou estudo mostrando que a queda da arrecadação de tributos se deve à deterioração da economia e às desonerações. LINA foi demitida sob a alegação de que o recolhimento estava caindo por causa da piora na fiscalização. O ministro GUIDO MANTEGA chamou de “balela” notícias de mudança na fiscalização de grandes contribuintes e disse que a rebelião na Receita é ação para “encobrir a ineficiência” da gestão de LINA.

BRASIL é o país com mais mortes pela gripe. Com 557 casos até hoje, o BRASIL registra o maior número absoluto de mortes causadas pela gripe suína no mundo, à frente de EUA (522) e ARGENTINA (439). Em termos de mortalidade (0,29% por 100 mil habitantes), o BRASIL é sétimo. Em 2010, a campanha de vacinação contra gripe comum, para idosos, poderá ser suspensa. A decisão dependerá da experiência de vacina contra gripe suína no Hemisfério Norte.

Após dois meses de proibição, a TELEFÔNICA foi liberada pela ANATEL para comercializar pacotes de serviço de banda larga SPEEDY. A suspensão das vendas foi punição pelas sucessivas panes que deixaram milhões de consumidores sem acesso à Internet. Se foram identificados problemas, as vendas poderão ser suspensas novamente.

“O meu cartão é o cartão branco, o cartão da paz”. Com esta frase e no comando de uma pauta burocrática, o presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, tentou imprimir hoje um clima de normalidade à sessão ordinária da Casa e pôr fim à crise que há mais de dois meses toma conta dos discursos dos senadores em plenário. No dia seguinte ao gesto teatral do senador EDUARDO SUPLICY, que empunhou um cartão vermelho na tribuna para defender a renúncia de SARNEY, as votações se restringiram à aprovação de nomeações de autoridades.

Um intenso confronto entre policiais militares e moradores da Favela JARDIM FILHOS DA TERRA, no JAÇANÃ, isolou parcialmente o bairro por quase três horas, nesta noite. Cerca de 150 manifestantes fecharam várias ruas e incendiaram três ônibus, um caminhão e um carro. A TROPA DE CHOQUE da PM foi chamada e ocupou a região até às 21:30 horas. A manifestação foi motivada pela morte de um jovem de 17 anos, morador da favela, pelos policiais. A PM acusa o adolescente de ser um traficante local. Ele estaria armado com um revólver calibre 32, e teria morrido por volta das 17:30 horas num confronto com policiais. Os moradores afirmam que o jovem, identificado apenas como JUAN e pelo apelido CHEIRINHO, não tinha envolvimento com o tráfico e morreu sem reagir.

Desde o início da semana o paradeiro do cantor e compositor BELCHIOR (ANTÔNIO CARLOS GOMES BELCHIOR FONTENELLE FERNANDES), de 62 anos, tem rendido uma série de especulações. Após declarações de amigos, familiares, produtores e empresários, PEDRO BELCHIOR, sobrinho do cantor cearense de SOBRAL, concedeu entrevista a uma rádio de FORTALEZA informando que BELCHIOR está descansando na praia da BALEIA, em ITAPIPOCA, a cerca de 160 km da capital do CEARÁ. PEDRO também declarou que no início os parentes não sabiam onde o cantor estava, mas hoje sabem exatamente o local em que ele está. 

O senador EDWARD MOORE KENNEDY, o último estandarte da dinastia política KENNEDY, morreu ontem à noite, após uma longa luta contra um câncer no cérebro. TED, como era chamado, tinha 77 anos. Ele será enterrado no cemitério de ARLINGTON, em WASHINGTON, ao lados dos irmãos JOHN e BOBBY KENNEDY, dois ícones da política americana. TED foi o único dos irmãos a não ter uma morte violenta. FFK foi assassinado em 1963 e BOBBY, em 1968. JOSEPH, o irmão mais velho, morreu em combate na 2ª Guerra, em 1944.
TED ficou conhecido como o “leão liberal” do Senado, por sua juba de cabelos brancos e sua batalha incansável por questões caras aos democratas – reforma das leis de imigração, educação, direitos civis e acesso universal à saúde. “Perdemos o centro insubstituível de nossa família e a alegria de nossas vidas”, disse a família KENNEDY em um comunicado. “Ele não foi apenas um dos maiores senadores de nossa era, mas também um dos melhores americanos a servir nossa democracia”, disse o presidente BARACK OBAMA em um comunicado oficial.
TED teve vida longa no Senado. Foram 47 anos de uma prolífica carreira. Ele tentou concorrer à presidência, em 1980, quando disputou a primária com o então presidente JIMMY CARTER. Mas perdeu, principalmente por causa de um acidente que seria uma mancha em sua vida política. Em 1969, o carro que ele dirigia caiu em um canal e sua assistente morreu afogada, em CHAPPAQUIDDICK. A investigação concluiu que houve negligência do senador, que fugiu sem prestar assistência à jovem e só avisou a polícia no dia seguinte.
O acidente sabotou as suas pretensões de concorrer à presidência. Mas, para muitos, esse revés se mostrou uma bênção. O irmãozinho mais novos dos KENNEDYS se transformou em um dos senadores mais competentes da história.
No ano passado, ele foi crucial para a eleição de OBAMA. Há um ano, na Convenção Democrata, ele fez um discurso brilhante de apoío a OBAMA, enfurecendo HILLARY CLINTON. “Em novembro, o bastão será passado para uma nova geração de americanos, com BARACK OBAMA. Em com OBAMA, o trabalho recomeça, a esperança se renova e o sonho continua.” TED viu no jovem senador negro a promessa de continuidade do sonho dos KENNEDYS.
TED chegou ao Senado em 1962, eleito para a vaga do irmão JOHN. O começo não foi dos mais auspiciosos. TED tinha apenas 30 anos e era considerado despreparado. “Esta vitória de EDWARD KENNEDY é aviltante para o Senado e o processo democrático”, vociferou o THE NEW YORK TIMES no editorial “O irmãozinho ganhou”, em 1962.
Mas o caçula dos KENNEDYS provou ser o mais relevante ao longo de suas quase cinco décadas no legislativo. Nos anos 1960, lutou por leis de direitos civis. Depois do WATERGATE, defendeu reformas no financiamento de campanhas. Participou nos esforços de paz na IRLANDA DO NORTE e ajudou a aprovar a lei de sanções contra o apartheid na ÁFRICA DO SUL. Em 1990, criou leis de proteção aos deficientes e às crianças. Segundo a revista TIME, ele participou da criação de políticas “que afetaram virtualmente todo homem, mulher e criança” do país.
Ele queria que sua mulher VICKI o sucedesse, mas ela não quer entrar na política. Seu filho, o congressista PATRICK, não traz muito da mística dos KENNEDY. E sua sobrinha CAROLINE, filha de JOHN, fracassou ao tentar ser indicada para a vaga de HILLARY.
Para a historiadora DORIS KEARNS GOODWIN, autora do livro sobre o gabinete de ABRAHAM LINCOLN, TIME DE RIVAIS, a capacidade de TED em superar reveses e aprender com seus erros era sua melhor qualidade. “Penso na frase de HEMINGWAY, ‘O mundo quebra as pessoas, mas depois elas ficam mais fortes nos lugares onde elas foram quebradas’.
Assim foi com TED, após a tragédia do assassinato de seus irmãos, no acidente e na derrota para CARTER, que selou seu destino longe da CASA BRANCA. Na ocasião, ele discursou sobre sua campanha – e também sobre a própria vida. “Para mim, algumas horas atrás, essa campanha acabou. Mas para todos cujos problemas têm nos preocupado, o trabalho continua, a causa perdura, a esperança ainda vive e o sonho nunca vai morrer.”     

2 010       :         -      QUINTA-FEIRA
Levanto mais cedo para dar conta da papelada que se acumulou em minha biblioteca, de ontem para hoje. Também não consegui ontem atualizar o dia 26 de agosto para lançar no blog e faço isso pela manhã. A ida ao CPOR/SP ocasionou tudo isso.

Tomo conhecimento das promoções dos oficiais, através publicação no Diário Oficial de hoje:
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLICIA MILITAR
Decreto de 25-8-2010
Promovendo:
nos termos do Decreto-lei 13.654-43 e suas alterações, a contar de 25-8-2010, os seguintes Oficiais da Polícia Militar do Estado:
QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES - QOPM
ao posto de Tenente-Coronel PM, por antiguidade,
os Majores PM:
802019-1 Herodes Jacionílio de Miranda, da ESSgt; 822384-0 Newton Massami Tamada, do 18º BPM/M; 801353-5 Carlos Alberto Paulino, do 5º BPM/M e 822321-1 Fernando Demétrio de Oliveira, do 1º BPM/M.
ao posto de Tenente-Coronel PM, por merecimento,
os Majores PM:
810343-7 Gilberto Francisco Antunes, do 16º BPM/I; 822272-0 Adilson Paes de Souza, do 36º BPM/M; 802280-1 Camilo de Lelis Maia, da DP; 89349-8 José
Aparecido Godoy Siqueira, do CPI-4; 822275-4 Aldemar Fernando Belloti, do 7º BPM/I; 791516-A Valdeci Donizeti Coleta, do 4º BPRv; 822337-8 João Alberto Nogueira Júnior, do 3º BPRv; 822283-5 Antônio Carlos Martins, do ESB; 802131-7 Cláudio Mercadante, do 2º BPRv; 822569-9 Sílvio Tucci, da PM-5 e 822394-7 Raul Galindo dos Santos, do 22º BPM/I.
ao posto de Major PM, por antiguidade, os Capitães PM:
821884-6 Gilberto Felício de Camargo, do 40º BPM/I; 852017-8 Carlos Cotta Rodrigues, do 6º BPM/M; 840915-3 Paulo Pagotto Júnior, do 52º BPM/I; 840925-A Sérgio Watanabe, do 12º BPM/M; 840895-5 Luiz Cezar Freire, do18º GB e 862714-2 Carlos Alberto Hipólito Ferreira, do 32º BPM/I.
ao posto de Major PM, por merecimento, os Capitães PM:
822064-6 José Marcos Holsapfel, do 46º BPM/M; 840864-5 Afonso Luiz Sanches Rocha, do 6º BPM/I; 830523-4 Eder Ken Shiikuma, do CPA/M-1; 851956-A Carlos Jorge Miranda, do 26º BPM/M; 830527-7 Fábio de Jesus Leite, do 10º BPM/M; 831112-9 Rogério Cabral Camargo, da D Tel; 840904-8 Marcos de Nicolo e Silva, do 22º BPM/M; 862723-1 Gerson Ferreira da Silva Filho, do 37º BPM/M; 840898-0 Marcelo Jorge Franciscon, do 11º BPM/M e 823611-9 José Sodario Viana, do 5º BPM/I.
ao posto de Capitão PM, por antiguidade, os Primeiros-Tenentes PM:
760714-8 João Alfredo Henrique, do 15º BPM/I; 862877-7 Elias Abílio dos Santos, do CPA/M-9; 930403-7 Fabio Gonçalves Gouveia Miloco, da APMPMSP; 930389-8 Thiago Baston Theodoro de Souza, do 18º GB; 910323-6 Marcelo Oliveira Saoncella, do 44º BPM/I; 930365-A Luiz Claudinei Nunes Paulo, do 47º BPM/M; 930409-6 Rogério dos Reis, do 13º BPM/I; 930303-A André Luís Trevizani, do 51º BPM/I; 910353-8 Marcelo de Oliveira, do 15º BPM/I; 910406-2 Milton Fábio Busquim Zanini, do 17º BPM/I e 885027-5 Cláudio Colazelli, do 26º BPM/M.
ao posto de Capitão PM, por merecimento, os Primeiros-Tenentes PM:
930293-0 André Luiz Menezes, do 7º BPM/I; 882982-9 Ozanan Pimenta de Castro, da PM-3; 930328-6 Newton Koba Kage, da APMCMSP; 930280-8 José
Antônio Golini Júnior, do 3º BPM/I; 910383-0 José Luiz Ferrari Ferreira, do 13º GB; 930309-0 Luís Augusto Satto, do 35º BPM/I; 910391-A Roberto Elias de Souza, do 15º GB; 874315-A José Cássio Gonçalves, do CPA/M-3; 930398-7 Roberto Takeshi Graciolli, do 23º BPM/M; 930312-0 Alexandre Gallo Rodrigues, do GRPae e 930338-3 Paulo Henrique Lourusso Cavalheiro,
do 23º BPM/I.
ao posto de Primeiro-Tenente PM, por antiguidade, os Segundos-Tenentes PM:
112737-3 Diego Assunção Verde, do 3º GB; 112890-6 Rafael Marques Gomes da Silva, do 20º GB; 112681-4 Tiago Francisco dos Santos, do 4º BPM/I; 975230-7 Juliano Martins Bastos, do 36º BPM/M; 112768-3 Fábio José Vieira Santos, do 26º BPM/I; 971311-5 Eliel Roberto Guedes Furtado, do 21º BPM/M; 112793-4 André Renato Ferreira Navarrete, do 52º BPM/I; 112702-A Lúdio Eduardo Veludo, do 28º BPM/M; 112704-7 Eduardo Cunha Pinto de Almeida, do 29º BPM/M; 112787-0 Eduardo Jorente Lourencini, do 24º BPM/I e 112791-8 Tiago Di Giulio, do 31º BPM/M.
ao posto de Primeiro-Tenente PM, por merecimento,
os Segundos-Tenentes PM:
950876-7 Pablo Batista de Souza, do 53º BPM/I; 112735-7 Saulo dos Santos Vitale, do 12º GB; 112693-8 Fernando Queiroz Trujillo, do 4º BPM/I; 112732-2 Herlon Corrêa de Paula, do 36º BPM/I; 104842-2 José Luiz de Oliveira, do GRPAe; 108401-1 Kleber Domingos Crescimani Silva, do 14º GB; 112718-7 Rafael Gonçalves de Oliveira, do 2º BPAmb; 970624-A Kleber Felipe, do 38º BPM/M; 112767-5 Bruno Penachio de Oliveira, do 3º BPChq; 112745-4 Júlio César Cacciari de Moura, do 2º BPAmb; 112889-2 Fabiano Gonçalves Pereira, do 24º BPM/M e 112761-6 Tiago Henrique Mattioli Pavanelli, da C Mil.
ao posto de Segundo-Tenente PM, por merecimento intelectual, os Aspirantes-a-Oficial PM:
121930-8 Tiago Lopes Martinez, do 9º GB; 121848-4 Danilo Augusto Passaretti, do 3º GB; 121911-1 Lucas Nickel Veríssimo Quirino, do 3º BPChq; 111851-0 Alexandre Pires de Proença, do 15º GB; 121913-8 Diego Mateus Cardoso Hoffmann, do 3º BPAmb; 121905-7 Jone César Teixeira Gonçalves, do 23º BPM/M; 121844-1 Diego de Oliveira Pecoraro, do 10º GB; 104175-4 Edson dos Santos Vieira, do 3º BPAmb; 121970-7 Augusto Nacano Martins, do 6º GB; 103617-3 Rodrigo Antônio dos Santos, do 9º GB; 114172-4 Flávio Martins Rodrigues, do 12º BPM/M; 121946-4 Alexandre Obvioslo Neto, do 13º GB; 121840-9 Matheus Henrique Bianchi, do 43º BPM/M; 121973-1 Geison Moura Silva, do 17º BPM/M; 121858-1 Hillen Diniz Santos, do 1º BPChq; 114885-A Fábio Mattos Ragazzi, do 15º BPM/M; 111893-5 Márcio Rodrigo Manoel Alves, do 15º BPM/M; 113567-8 Paulo Sérgio dos Santos, do 8º GB; 964905-A Ricardo Aparecido Magalhães, do 8º BPM/I; 108987-A Henrique Drezza de Castro, do 49º BPM/M; 121855-7 Luís Gustavo Aparecido Tuckumantel, do 26º BPM/I; 118236-6 Kaio de Siqueira Domingues, do 17º BPM/M; 121884-A José Fernando Ferrarez, do 2º BPM/I; 114617-3 Bruno César Corrêa da Silva, do 18º GB; 116756-1 Luciano Carvalho de Souza, do 12º BPM/M; 102404-3 Gustavo Domingos Soares da Silva, do 16º GB; 102399-3 Edson Inácio de Carvalho, do 12º GB; 991515-0 Tarcísio Renato Pierobom, do 3º BPRv; 118217-0 João Paulo da Silva Oliveira, do 15º GB; 102412-4 Michel Collis Prieto, do 10º BPM/I; 121857-3 Ilton Dias de Freitas Júnior, do 28º BPM/I; 105461-9 César Augusto da Silva, do 5º BPRv; 121854-9 Metuzael Ferreira da Silva, do 11º GB; 121977-4 Johnny Gomes da Silva, do 10º BPM/I;
980572-9 Leandro José Milani, do 36º BPM/I; 118147-5 Diego Moraes Silva Machado, do CPTran; 121934-A Markus Henrique Kohlroser Castro, do 11º BPM/M; 121904-9 Rafael Nunes Vaz de Oliveira, do 53º BPM/I; 121883-2 Ewerton Takami Segalla Mizutani, do 3º BPM/M; 121972-3 Felipe Bitencourt Gavazzi, do 5º GB; 121882-4 João Carlos Costa Lopes, do 19º BPM/M; 119221-3 Jefferson Tiago de Melo, do 35º BPM/I; 121960-0 César Augusto Tolomei Fabbron, do 3º BPM/M; 121875-1 Vinícius Garcia Herrero dos Santos, do 4º BPM/M; 114870-2 Everton Oliveira Pinheiro de Godoi, do 8º GB; 121956-1 Roberto Beccaria Calestini, do 28º BPM/I; 121864-6 Felipe Carmelo Torres Zaupa, do 23º BPM/M; 121859-0 Anderson Luiz da Silva, do 43º BPM/M; 121919-7 Alberto Franzini Neto, do 36º BPM/I; 106592-A Everton Cardoso de Miranda, do 41º BPM/I; 105404-0 Samuel Rodrigo Rosa, do 2º BPM/M; 121869-7 Luiz Rodolfo Caetano Pereira da Silva, do 1º BPTran; 121952-9 Clóvis Augusto Michelin da Silva, do 14º GB; 115326-9 Rodrigo Guetz, do 18º BPM/I; 121902-2 Marcelo Spina, do 2º BPM/I; 121983-9 Caio Serralvo Teizen, do 16º BPM/M; 980340-8 Osvaldo de Oliveira Júnior, do 35º BPM/I; 113220-2 Pedro Campos de Carvalho Luiz, do 44º BPM/M; 121936-7 Marcelo Henrique Lourenço Mendes, do 1º BPRv; 121878-6 Oswaldo de Andrade Filho, do 9º BPM/M; 121923-5 José Eduardo Trevizan, do 1º BPM/M; 121945-6 Everton Vilela da Silva, do 16º BPM/M; 121897-2 Nestor Thomazo Neto, do 10º BPM/M; 121841-7 José Renato Alves Cabral, do 20º BPM/I; 115727-2 Diogo Rafael do Nascimento Herrera, do 9º BPM/M; 121915-4 Vitor Hugo de Almeida, do 8º BPM/I; 121933-2 Bruno Teixeira Chagas, do 31º BPM/M; 121853-A Rafael da Silva Santos, do 19º BPM/I; 121950-2 Paulo da Rocha Cavalheiro, do 47º BPM/I; 121839-5 Thiago Andrade de Miranda, do 18º BPM/M; 121920-A Fábio Aparecido Webel de Oliveira, do 2º BPM/I; 119908-A César Roberto Feitosa, do 14º BPM/M; 121927-8 Aaran Estevão Lima Barbosa, do 2º BPM/M; 121843-3 Lucas Eduardo Mobiglia Leonardo, do 36º BPM/I; 121975-8 David Gobbo e Melo, do 5º BPM/M; 121865-4 Daniel Inglez Guerreiro, do 39º BPM/M; 121849-2 Eduardo Antônio Barbosa, do 6º BPM/I; 121886-7 Diego Ataliba Marcatti, do 8º BPM/M; 121912-0 David Resende de Oliveira Filho, do 47º BPM/M; 121909-0 Felipe José Leme, do 22º BPM/I; 121929-4 Jefferson Hideki Ishii, do RPMon; 121877-8 Flávio Augusto Natti, do 16º BPM/M; 121866-2 Flávio Bertoletti Gonçalves, do 13º BPM/M; 120225-1 Eric Bremer Marun, do 40º BPM/M; 121926-0 Cléber Tiago de Souza Carnevale, do 47º BPM/M; 121978-2 João Vitor Damasceno Ramos, do 7º BPM/M; 118339-7 Vinício Augusto Voltarelli Tavares, do 22º BPM/M; 121914-6 Marcelo Montenegro Soares, do 18º BPM/M; 119511-5 Márcio Rodrigo Lopes de Almeida, do 5º BPRv; 121898-A José Eduardo de Souza Filho, do 22º BPM/I; 118964-6 José Eduardo de Campos Tenucci, do 23º BPM/M; 121871-9 Rafael Fantini, do 1º BPRv; 121838-7 Leonardo Alvarenga Carili Martins, do 34º BPM/I; 992224-5 Alexandre de Oliveira Marques, do 13º BPM/M; 121949-9 Matheus Fernando dos Santos, do 32º BPM/M; 115103-7 Rodrigo Barbero Medeiros, do 28º BPM/M; 114725-A Alex Cemin, do 21º BPM/I; 118708-2 Leonardo da Costa Ramos, do 41º BPM/M; 121958-8 Bruno Félix Araújo, do 29º BPM/M; 121847-6 Wellington Merino Funk, do 19º BPM/I; 121980-4 Heron Buono de Oliveira, do 50º BPM/I; 943883-1 Carlos Hamilton da Silva, do 19º BPM/I; 121892-1 João Gabriel Pires Augusto, do 1º BPM/M; 121850-6 Gabriel Ziviani Cassettari, do 31º BPM/M; 121876-0 Josemar de Paula, do 25º BPM/I;
121885-9 Daniel Fernando Lanconi, do 37º BPM/I; 121924-3 Fernando César de Carvalho, do 32º BPM/M; 121881-6 Carlos Eduardo Lange, do 45º BPM/M;
118259-5 Márcio Aparecido Inocêncio, do 45º BPM/I; 121895-6 Gabriel Eleutério Garcia, do 19º BPM/I; 121971-5 Sandro Castro de Vasconcellos, do 45º BPM/M; 121862-0 Felipe Pinheiro Duarte, do 45º BPM/I; 121969-3 Adriano Oleari Biachini, do 29º BPM/M; 121890-5 Lucas Cassiano de Siqueira, do 45º BPM/M; 121939-1 Fabrício Afonso de Souza, do 1º BPM/M; 121935-9 David Marques, do 14º BPM/M; 121846-8 Carlos Eduardo Koto, do 47º BPM/I; 121903-A Rafael Santos da Silva, do 11º BPM/I; 121861-1 Carlos Wanderley
Spena Júnior, do 32º BPM/M; 121917-A Fernando de Lima Borges, do 35º BPM/M; 121894-8 Samuel Mendes Ferreira, do 30º BPM/M; 121860-3 Gustavo Luís Marangon Fulas, do 22º BPM/M; 121947-2 Anderson Gon, do 2º BPM/I; 121908-1 Tiago Lucas, do 28º BPM/M; 121891-3 Sérgio Bertoldi Filho, do 27º BPM/M; 121942-1 Leon Venturin Sanches, do 38º BPM/M; 120227-8 Everson
de Morais, do 42º BPM/M; 121528-A Fábio Ribeiro de Souza, do 35º BPM/M; 121928-6 Luiz Augusto Alves Tavares, do 27º BPM/M; 121954-5 Ramon Bernardes Silva, do 27º BPM/M; 121921-9 William Borgato Filho, do 42º BPM/M; 121953-7 Airtom Maciel de Oliveira, do 20º BPM/M; 963859-8 Moises Donisete Marengoni Machado, do 42º BPM/I; 119501-8 Luiz Alberto Balsamo
Júnior, do 20º BPM/M; 118938-7 Eric Santos Bentivenha, do 14º BPM/I; 121899-9 Paulo Ricardo Tenório, do 40º BPM/M; 121951-A José Gomes de Araújo Filho, do 48º BPM/M; 121961-8 Antônio José Pessoa Elias, do 37ºBPM/M; 121900-6 Raphael Rosien Salim, do 37º BPM/M; 121907-3 Giovanni Morelatto Buzas, do RPMon; 113451-5 Adriano José Silva de Vasconcelos, do 42º BPM/I; 121959-6 Rodrigo Cordeiro Marcelino Paes, do 54º BPM/I; 121896-4 Raphael Fernandes Brito, do 20º BPM/I; 121906-5 Thácio de Oliveira Pedroso, do 21º BPM/I; 118615-9 Fábio Ganzella Beliziário, do 37º
BPM/M; 121925-1 Guilherme Pedro Castelo, do 24º BPM/M; 121901-4 Alexandre José Rovay, do 11º BPM/I; 121916-2 Roberto da Costa Lobo Benfatti, do 24º BPM/I; 121879-4 Nicolas Falconi Pani, do 47º BPM/I; 121868-9
Thiago Machado Ramalho, do 32º BPM/M; 121937-5 Diego Espinosa Fernandes, do 21º BPM/I; 118088-6 Alexandre David de Souza Guedes, do 50º BPM/M; 121851-4 Thiago Rocha Gonçalves, do 47º BPM/I; 121968-5 Danilo Martines, do 49º BPM/I; 121889-1 Pedro Nicolau de Carvalho, do 21º BPM/I; 103715-3 Eduardo César da Silva, do 49º BPM/I; 121948-A Glauber Von Gal de
Almeida Stamato, do 48º BPM/I; 121966-9 Fausto Jun Nakayama, do 49º BPM/I; 121963-4 Renato Ramos da Silva, do 14º BPM/I; 121880-8 Leonardo Vazquez de Lucena, do 30º BPM/M; 121910-3 Daniel Bombonati .A Martins Viana, do 33º BPM/M; 121893-0 Fernando Pedroso Wey, do 33º BPM/M; 121867-A Renato Rodrigues Buso, do 48º BPM/I; 121964-2 Guilherme Almeida Lopes, do 49º BPM/I; 121944-8 Marco Antônio Miranda de Carvalho Melo, do 29º BPM/I; 121967-7 Diego de Freitas Nunes, do 39º BPM/I; 108669-3 Fábio Vinícios de
Sousa Silva, do 33º BPM/M; 951162-8 Jefferson Zangerme, do 33º BPM/M; 121922-7 Thiago Souza Monteiro Tavares, do 25º BPM/M; 121955-3 Daniel Lemos Freitas da Silva, do 14º BPM/I; 121872-7 Carlos Norberto dos Passos Júnior, do 36º BPM/M; 118970-A Leonardo Botelho, do 26º BPM/I; 121870-A Gustavo Ananias Ribeiro.Neto, do 48º BPM/I e 121918-9 Marcos Vinícius Silvestre Loberto, do 1º BPTran.
QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE - MÉDICOS
ao posto de Major Med PM, por antiguidade, o Capitão Med PM: 883061-4 Wail Carmo Margeotto, do 49º BPM/I.ao posto de Major Med PM, por merecimento, o
Capitão Med PM:
883057-6 Sérgio da Silva Martins, do C Med.
ao posto de Capitão Med PM, por antiguidade, o
Primeiro-Tenente Med PM: 944595-1 Paulo Raidac, do C Med.
ao posto de Capitão Med PM, por merecimento, o Primeiro-Tenente Med PM:
944606-A Marco Ricardo Russo, da APMTJM.
QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE - DENTISTAS
ao posto de Capitão Dent PM, por merecimento, o
Primeiro-Tenente Dent PM:900033-0 Maria Antonieta Zaidam Porting, do 1º BPChq.
QUADRO DE OFICIAIS DE POLÍCIA FEMININA
ao posto de Tenente-Coronel PM, por merecimento,
a Major PM:
830165-4 Rosa de Cássia Suzuki, do 50º BPM/M.
ao posto de Major PM, por merecimento, a Capitão PM:
901205-2 Mônica Puliti Dias Ferreira Bondezan, da DP.
ao posto de Capitão PM, por antiguidade, a Primeiro-
Tenente PM:
850960-3 Shirlei Maronez de Souza, do CPA/M-3.
ao posto de Segundo-Tenente Fem PM, por merecimento
intelectual, os Aspirantes-a-Oficial PM:
121981-2 Jeanne Suelem Tavares Nunes, do 11º BPM/M; 121931-6 Danielle Munhoz de Rezende, do 1º BPTran; 121938-3 Laís Elena de Andrade Fregonezi, do 6º BPM/M; 121887-5 Angela Tavares de Paiva, do 41º BPM/I; 121941-3 Carolina Aoki Settanni, do 4º GB; 121888-3 Marina Pelegrini Biscaino, do 16º GB;117970-5 Fernanda Santana de Oliveira, do 6º BPM/M; 121863-8 Natália Ique Ferreira, do 1º BPTran; 121965-A Mariana Jenile Caliguere, do 46º BPM/M; 121852-2 Mirelli Leonardi Iaquino, do 10º BPM/M; 121842-5 Danielle de Araújo Padovese, do 46º BPM/M; 121940-5 Alana Santos Alves, do 7º BPM/M; 121856-5 Andréia Vitor Lupinaci, do 26º BPM/I e 121943-0 Alline Ghensev Furlan, do 38º BPM/M.
QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES
- QAOPM
ao posto de Major QAOPM, por merecimento, os Capitães QAOPM:
793133-6 Edivaldo de Medeiros Quirino, da ESB, e 812911-8 Irineu Vitor Januário, do CPI-2.
ao posto de Capitão QAOPM, por antiguidade, os Primeiros-Tenentes QAOPM:
801354-3 Daniel Alves de Andrade, do CPI-8; 793739-3 Paulo Elso de Lima, do 1º GB; 823059-5 Wladimir de Oliveira Fernandes, do C Com Soc e 862858-A; Carlos da Silva Martins, do CPI-6.
ao posto de Capitão QAOPM, por merecimento, os Primeiros-Tenentes QAOPM: 832115-9 Francisco Cassimiro de Souza, do CPC; E 822191-0; Odimar Barreto dos Santos, do CSM/M Int; 831601-5 Agnaldo de Castro, do 22. BPM/I.
ao posto de Primeiro-Tenente QAOPM, por antiguidade, os Segundos-Tenentes QAOPM:  
862537-9 Elísio Camerro Filho, do 30º BPM/I; 851575-1 Ademir dos Santos Savi, do CCB; 821535-9 José Carlos da Silva, do CPI-9; 862346-5 Enoque Martins de Oliveira, da ESSgt; 842416-A Paulo de Oliveira e Souza Júnior, do
13º GB; 865189-2 Carlos Alberto da Silva, do CSM/MM e 880869-4 Natal Minetto Júnior, do C Med.
ao posto de Primeiro-Tenente QAOPM, por merecimento, os Segundos-Tenentes QAOPM:
863126-3 Ezequiel Carlos, do CBI; 864746-1 Gelson Ferreira da Silva, do CBM; 842324-5 Edson da Silva Bélico, do CBI; 842938-3 José Jerônimo dos Santos, do CPC; 843476-0 Carlos Alberto de Andrade Leite, da DS; 790660-9 José Roberto de Souza Manin, do 13º BPM/I e 862477-1 Roney Martins Daniel, do 21º BPM/I;
nos termos do Decreto-lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Segundo-Tenente PM do Quadro de Oficiais Policiais Militares, o Aspirante-a-Oficial PM 112764-A William Tonini Machado, do 5º BPM/M, a contar de 15-12-2007, por merecimento intelectual e em decorrência de sua antiguidade, promove ao posto de Primeiro-Tenente PM, a contar de 15-12-2009, por antiguidade.

Nesta manhã leio essa mensagem deixada em meu blog pelo RUBENS GONÇALVES PINTO. Aceito o comentário e o deixo registrado nas “MEMÓRIAS DO VENTURA”.
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "9 DE MARÇO DE 2010":
boa noite,sempre gostei e vou gostar de meus muitos colegas de farda mesmo depois de demitido, pois na vida sempre terá espinho, até porque não tinham nada contra mim só queriam me demitir saber que eu não ia falar nada mesmo porque estava Eu,um Sgt e o Sr Ten, o Sgt não iria confirmar tem medo e com razão um Ten do meu Conselho está até preso o Sr Ten AVELINO e eu também estaria, mas em Rib.Preto tem uns matadores, a maior fui acusado de faltar ao serviço toda minha avaliações são A e B pelo meu Cmdo de Cia e ele foi testemunha de acusação e só falou mau porque será, e ainda me destinou para fazer escolta de um Promotor ameaçado de Morte Dr DJALMA MARINHO CUNHA F., só O Sr quem leu e foi imparcial UM GRANDE ABRAÇO QUE DEUS LHE ABENÇÕE, eu Rubens Gonçalves Pinto Ex Sd PM 900875-6 tel 16-91974550
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "3 DE MARÇO DE 2010":

boa noite, muita coisa desagradável, é realmente ruim,como meu caso só o Sr Procurador do TJM PEDRO FALABELLA que leu e foi imparcial, mas os Juízes não foram, fui demitido por uma acusação distorcida da verdade mas quem deveria corrigir aceitou por cooperativísmo de Oficiais, um esta preso por matar um repórter em Porto Ferreira, mas mesmo assim ele não confessaria pois ia pesar mais para o Sr Cap AVELINO, tem até rodízio para visitá-lo aqui em Ribeirão Preto só quando tiver uma interdição de pessoas de BEM, eu Rubens Gonçalves Pinto Ex Sd PM 900875-6, tel 16-91974550

ESTIMADA CAMILA
Ontem vi a primeira imagem do logo e iria discutir com você a colocação do próprio logo da Sociedade. Esse que você idealizou está mais condizente com a realidade das coisas, porque vejo a Sociedade caminhando para novos tempos. Uma das sugestões que recebi é que os familiares poderiam estar olhando para um quadro da revolução e aí lembrei daquele seu trabalho com relação ao seu pai. Não sei se daria para fazer essa montagem.
Em 25 de agosto de 2010 23:48, Camila Giudice escreveu:
Olá, Cel. Mário!
Como está?
Primeiramente, muito obrigada pela força na Sociedade! O Maj. Olímpio pediu o meu Curriculum e já entreguei!!! Fiquei muito contente!!!
Amanhã pensarei em algo para o Michalany....pois como irei ajudar meu pai em um trabalho, tenho que me programar, já que não sei de quanto tempo precisarei dispor com ele.
Vou dar um jeito de pelo menos dar um abraço, talvez tente ir mais cedo, mas tenho que ver como ficam as coisas.
Aproveito e envio uma idéia de logo para a COFAM. Acabei de criar, veja se gosta.
Aceito sugestões.
Abraços!
Camila

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, nesta tarde, procuro imprimir os escritos nos últimos dias em minhas memórias. É que estou atrasado nesta tarefa que me acompanha há muitos anos. Atendemos algumas pessoas que procuram a Sociedade para saber de fatos relacionados com a Revolução. Acerto com a CAMILA e o MARCOS uma visita ao JORGE MICHALANY, que completou 94 anos no último dia 24. Assim é que vou encontrar com eles no metrô ANA ROSA. O MICHALANY reside na OSCAR PORTO, 19. Lá chegamos um pouco depois das 20 horas. Acontece que ele mudou a data para a comemoração de seu aniversário para amanhã, dia 27. Mesmo assim conversamos um bom tempo com ele. Apesar da idade avançada MICHALANY conserva o seu bom humor. Ele nos presenteia com a coleção de seus livros (4) FATOS PITORESCOS NA VIDA DE UM MÉDICO PAULISTANO.
MICHALANY é professor e doutor em medicina formado pela Escola Paulista de Medicina. Natural de SÃO PAULO, fez o Curso Primário no Colégio BATISTA BRASILEIRO e o Secundário no Ginásio INDEPENDÊNCIA e, na época, foi cabo enfermeiro da LEGIÃO PAULISTA na Revolução Constitucionalista de 9 de Julho de 1932. Entrou em 1937 na Escola Paulista de Medicina, formando-se em 1942. Exerceu inicialmente sua carreira médica com seu pai, o doutor NAGIB FARES MICHALANY e, após o falecimento deste, estagiou em Anatomia Patológica no CANADÁ, MÉXICO e ESTADOS UNIDOS (1947-1949). Regressando ao BRASIL, chefiou o Serviço de Anatomia Patológica da Santa Casa de SANTOS (1949-1972), exercendo também a mesma especialidade no Departamento de Profilaxia da Lepra de SÃO PAULO (1952-1980). Como professor, tornou-se titular da Faculdade de Ciências Médicas de SANTOS (1967-1974), Titular da Escola Paulista de Medicina (1970 até 1986, quando de sua aposentadoria). É curador do Museu de História de Medicina da Associação Paulista de Medicina.
Por volta das 21 horas, deixamos a residência do doutor MICHALANY. MARKUS e CAMILA deixam-me no metrô PARAÍSO.

Lesão faz ano acabar para GANSO. O meia do SANTOS vai passar por cirurgia no joelho e ficará seis meses afastado dos gramados e só deve voltar na Libertadores de 2011. Aconteceu o pior: o exame de ressonância a que PAULO HENRIQUE GANSO foi submetido no fim da tarde, em SÃO PAULO, confirmou o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ele será operado amanhã pelo doutor JOSÉ RICARDO PÉCORA, responsável pelo Setor de Cirurgias de Joelho do Hospital das Clínicas de SÃO PAULO. A intervenção será acompanhada pelos médicos do SANTOS, RODRIGO ZUGAIB e MAURÍCIO ZENAIDE. Em razão da grave lesão, o Campeonato Brasileiro terminou para o meia aos 21 minutos do segundo tempo do jogo de ontem à noite, contra o GRÊMIO, no Estádio Olímpico (vitória santista por 2 a 1) e vai retardar a realização de seu sonho de se tornar titular da seleção brasileira, agora comandada por MANO MENEZES. 

A análise de sindicância da Receita sobre a violação do sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, EDUARDO JORGE, e de três pessoas ligadas ao comando do partido mostra que o órgão tem protegido os servidores suspeitos de envolvimento. Os funcionários foram ouvidos, por exemplo, antes da entrega da perícia nos computadores que comprova o acesso às informações. Foram questionados só sobre EDUARDO JORGE e ficaram livres de perguntas ligadas às outras declarações. O computador que violou o sigilo dos tucanos também para abrir a declaração de renda da apresentadora ANA MARIA BRAGA e de membros da família KLEIN, das CASAS BAHIA. 

Uma mulher de 52 anos e um policial militar ficaram feridos durante um tiroteio na Avenida PACAEMBU, via nobre da zona oeste. Após suspeitar de um grupo que circulava em um FORD FOCUS pela região, seguranças chamaram a polícia. Quando a PM localizou o carro, foi recebida a tiros. Um dos disparos atingiu um policial nas costas. Um homem fugiu a pé. Outros roubaram um TOYOTA COROLLA e balearam a motorista. Ela foi atingida no peito e no ombro. Os feridos foram levados ao Hospital das Clínicas. Com o pneu furado, os bandidos abandonaram o carro e abordaram outro motorista, que dirigia um PÁLIO WEEKEND. A polícia prendeu um suspeito na região. No FORD FOCUS, foram encontrados duas pistolas, dois carregadores e rádios comunicadores. O veículo era roubado e estava com placa clonada. A suspeita é que o grupo pretendia assaltar um banco.

A permanência, no RIO, do goleiro BRUNO e do amigo LUIZ HENRIQUE FERREIRA ROMÃO, o MACARRÃO, por 30 dias, pode complicar a situação deles no processo que respondem em MINAS pela morte da ex-amante do jogador, ELIZA SAMÚDIO. Uma condenação na Justiça carioca atrapalharia a pretensão de sair da cadeia por falta de materialidade no homicídio e excesso de prazo, porque deixariam de ser réus primários. Criminalistas ouvidos hoje são unânimes em dizer que os argumentos da prisão preventiva do goleiro são frágeis para mantê-lo preso. No RIO, BRUNO e MACARRÃO são acusados de seqüestrar ELIZA e agredi-la para forçá-la a praticar aborto, em outubro de 2009. O juiz espera dar a sentença do caso em um mês.  

Morreu MARIA APPARECIDA AMAD CHIOCCHETTI, aos 85 anos. Todos os dias, a cavalo, saia para lecionar no VALE DO RIBEIRA, sul do Estado de SÃO PAULO. Com recursos precários, ela mesma arrecadava fundos para construir escolinhas nas fazendas locais. Em uma ocasião contraiu malaria. E foi tratada pelos índios da região. Nascida em CONCHAS, no interior paulista, MARIA APPARECIDA começou a trabalhar aos 17 anos como professora estadual em SOROCABA, após ter concluído a escola normal. Ajudava os pais e os 11 irmãos. Apaixonada por leitura, informava-se diariamente pelos jornais. Era a conselheira da família, mas sempre respeitava as escolhas de cada um.

Faleceu HELENICE FRAZÃO. Estava na luta contra o câncer na cabeça e no pescoço há oito meses. Mãe do pequeno músico DIEGO FRAZÃO, que aos 12 anos ficou conhecido como DIEGO DO VIOLINO, da Orquestra de Cordas do grupo AFRO REGGAE, no RIO. Seu filho, que morreu em abril deste ano vítima de leucemia, emocionou o país ao chorar no enterro do coordenador de projetos sociais do AFRO REGGAE, EVANDRO JOÃO DA SILVA, assassinado em outubro do ano passado. 

Faleceu a artista plástica OSVALDINA DOS SANTOS, nascida em 1931. Sofria do mal de ALZHEIMER. Praticamente teve duas vidas em uma. Na primeira, exerceu o magistério, dos 19 aos 46 anos. Mas só foi quando decidiu se aposentar como professora primária que se descobriu como artista plástica, freqüentando o Ateliê da Fundação Cultural de MATO GROSSO na década de 1970.

Logo que se formou na USP, o químico NEY GALVÃO DA SILVA foi trabalhar na Laborterápica BRISTOL. Em uma associação com a BRISTOL americana, participou da negociação para trazer ao BRASIL os primeiros antibióticos, como o TETREX. Foi diretor da empresa por 35 anos. Depois de se aposentar, tornou-se conselheiro do Instituto BUTANTÃ e se mudou para uma fazenda em ANALÂNDIA, no interior paulista, onde produzia leite. De 1989 a 1992, foi prefeito da cidade. Todos os domingos, após o almoço, gostava da cantar – NOEL ROSA e ADONIRAN BARBOSA. Montava um coro com toda a família. Também recitava poesias em várias línguas, como as de SALVATORE QUASIMODO e PABLO NERUDA. Faleceu aos 89 anos, hoje.  

Sob forte segurança, diplomatas de HONDURAS, EQUADOR, EL SALVADOR e o cônsul-geral do BRASIL no MÉXICO, MÁRCIO ARAÚJO LAGE, chegaram hoje à cidade de REYNOSA, no Estado de TAMAULIPAS, na fronteira com os EUA, pra identificar os corpos de 72 imigrantes assassinados no fim de semana – entre eles 4 que possivelmente seriam brasileiros. A identificação, contudo, deve ser lenta porque a maioria viajava sem documentos. 

2 011  :    -     SEXTA-FEIRA
LUCINDA fala de sua alegria em ter a minha televisão em seu quarto (agora passa a ser sua). “Aposentou a velha televisão” finalmente. Assisto a entrevista do Professor BIAJONI ao programa TELESCÓPIO de ITAPETININGA. Fala sobre a criação do NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e sobre o seu trabalho na divulgação da história da cidade. Mostra cenas da Revolução Constitucionalista e tece comentários sobre as batalhas em CAPÃO BONITO, RIO DAS ALMAS e outras localidades. Muito boa essa divulgação do BIAJONE.
Mando , via Internet, para os amigos, o trecho de minhas memórias que fala sobre o velório de GETÚLIO VARGAS em 26 de agosto de 1954.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC a nossa funcionária MARINEI comenta a organização sobre as listas de medalhas que devo rubricar daqui para diante.  Um emissário do Núcleo LESTE vem buscar os diplomas das medalhas que serão entregues no dia 30 de agosto em SÃO MIGUEL PAULISTA.
Recebo a visita dos cadetes MANOEL BARROS, Presidente do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” e ANDRÉ MANOEL. Eles falam sobre o Plano Piloto que será criado no núcleo com a finalidade de entrevistar os últimos combatentes vivos e também os velhos coronéis da PMESP, que fizeram a nossa história. Essa turma de alunos-oficiais será declarada ASPIRANTE A OFICIAL em dezembro. Durante o resto da tarde conversamos sobre esse assunto. Também vem ao MMDC o TENENTE PM NATANAEL e a CABO PM ROSALIN. Trazem os nomes de dez novos associados e conversam comigo sobre as solenidades de 30 de agosto e 4 de setembro, quando serão entregues medalhas da Sociedade em SÃO MIGUEL PAULISTA.
Por causa dessas visitas deixo para sair da Sociedade depois das 19:30 horas, face problemas de condução. Entro no FACEBOOK e encontro mensagens do nosso velho amigo ROBERTO BRITO DE LIMA. Ele completou mais um aniversário em 19 de agosto e o cumprimento, muito embora com alguns dias de atraso. Relembro a última visita que ele me fez, em agosto de 1997, quando veio à Sociedade em companhia do CORONEL PM SÉRGIO LOPES. Os dois queriam falar com o promotor ZANELATO, nosso companheiro (quando ele era tenente) no CPChq.    
Ainda na Sociedade, mantenho alguns contatos virtuais:

 A filha do falecido SARGENTO PM JOSÉ RODRIGUES DA SILVA SOBRINHO entrou em contato virtual comigo ontem e lhe respondo:
Em 25 de agosto de 2011 18:31, GISELE RODRIGUES escreveu:
 Boa tarde,
Através de uma pesquisa no google, localizei o blog do senhor onde há uma  menção ao nome do meu pai e sua data de falecimento, (JOSÉ RODRIGUES DA SILVA SOBRINHO) Gostaria de saber se o senhor o conhecia, ou foi  coincidência.
 Obrigada,
 Gisele
Gisele Rodrigues
Bióloga - Cinófila
(13) 8813-5409

PREZADA GISELE
Não me lembro do nome.
Você poderia me dizer a data em que o nome do seu pai está colocado em minhas memória?
A data do falecimento foi dia 08/12/1993, em seu blog está há 17 anos.
O senhor cita o assassinato dele.
Ele era sargento da polícia militar e foi morto por um aspirante a tenente.
Obrigada pela atenção.
Gisele

GISELE
Lamentável esse crime acontecido em GUARULHOS, onde moro desde 1968. Eu tinha passado para a reserva (em 14 de dezembro de 1991) quando tomei conhecimento da ocorrência pelos jornais da época. Minhas memórias são de 1950, mas até 2000 escrevia tudo à mão. Apenas foi feita uma citação em meu diário. Com mais vagar, vou ver de encontro outros detalhes do crime cometido pelo DORIVAL MIGNANELLI.
Não conheci o seu pai, o 2º SARGENTO PM JOSÉ RODRIGUES DA SILVA SOBRINHO, mas na época alguns PMs de GUARULHOS me disseram que era um graduado que trabalhava bem na região. O tempo deixa graves recordações e compartilho com sua família pela perda do ente querido.

Saio do MMDC por volta das 19:30 horas. Sofro com o frio que está fazendo. Não é muito agradável a viagem de retorno para GUARULHOS.

Uma quadrilha que passou os últimos 17 anos forjando o pagamento de taxas para a construção de prédio em SÃO PAULO causou rombo de ao menos 50 milhões de reais – e o prejuízo pode chegar aos 100 milhões, informou a Corregedoria-Geral do Município. Segundo a Prefeitura, trata-se do maior golpe já aplicado por particulares contra os cofres municipais. A investigação encontrou indícios de que construtoras – MARCANNI, ZABO, PORTE e ONODA – apresentaram à Prefeitura guias com autenticação bancária falsa para obter o aval para levantar edifícios acima do gabarito permitido na cidade. A Prefeitura já encontrou cerca de 900 documentos suspeitos. O mais antigo deles é de 1994. Hoje, a Polícia Civil prendeu quatro envolvidos no esquema. As construtoras se dizem vítimas e alegam desconhecer as irregularidades. Também informam que vão colaborar com investigação. A partir de segunda-feira, dia 29, a Corregedoria-Geral do Município vai embargar obras em andamento de construtoras que obtiveram autorização e alvará por meio de fraude. “Bloquearemos as obras até que tudo seja devidamente pago aos cofres públicos”, disse o corregedor-geral EDILSON BONFIM.
JOEL JOSÉ ABRÃO tem 54 anos e praticamente domina os projetos de arquitetura no TATUAPÉ e no JARDIM ANÁLIA FRANCO, na zona leste. Desde 1986, quando inaugurou seu escritório, assinou um terço das mais de 350 torres erguidas na região. Antes de abrir seu próprio negócio, trabalhou, na década de 1980, no SBT como cenógrafo. Entre outras coisas, criou palcos de programas como o do palhaço BOZO e do antigo VIVA A NOITE. Conheceu SÍLVIO SANTOS e ganhou mais trabalhos: projetou o prédio do Banco PANAMERICANO, o complexo de TV na VIA ANHANGUERA e reformou a casa do apresentador. Ainda projetou o cenário do reality show CASA DOS ARTISTAS, em 2000. Sempre com agenda cheia, ABRÃO tocava no começo do ano 37 projetos simultaneamente.
A maior fraude encontrada até agora está relacionada ao Edifício THE ONE – FARIA LIMA, da ZABO ENGENHARIA, localizado na Rua Ministro JESUÍNO CARDOSO, no ITAIM BIBI: 14 milhões de reais teriam deixado de entrar nos cofres da Prefeitura. O edifício de alto padrão tem dez andares e tinha previsão de entrega para dezembro de 2012 – a obra deverá ser uma das primeiras embargadas.

LUCAS ROSSETI, de 21 anos, acusado de matar o analista EUGÊNIO BOZOLA, de 52 anos, e o modelo MURILO DA SILVA, de 21, em um prédio da Rua OSCAR FREIRE, estava foragido até a noite de hoje: nem sua família sabe seu destino. O também modelo ALEX ROSSETI, de 20 anos, irmão de LUCAS, encontrou-se com ele na terça-feira, dia 23 de agosto, em SERTÃOZINHO. LUCAS tinha a mão machucada – a polícia afirma que o autor do crime está ferido – mas não disse o que aconteceu. “O LUCAS veio para cá na terça-feira, no fim da noite. Colocou o CIVIC na garagem e falou que era dele. Não comentou nada sobre o que aconteceu. Estava com a mão machucada, com cortes a faca. Falou que foi mordido por um cachorro. Foi discreto, não parecia ressentido.” ALEX e sua mãe somente souberam do crime quando viram na TV. Mas, ainda cedo, LUCAS pegou o carro e foi embora. Na quarta, à tarde, por telefone, ligou para perguntar sobre a repercussão do caso, mas não deu detalhes de nada. ALEX o aconselhou a voltar, se entregar à polícia e explicar o ocorrido. Por causa disso ALEX perdeu seu emprego de monitor de informática. 

Os dez policiais militares suspeitos de envolvimento na gravação de vídeo que mostra dois assaltantes baleados sendo humilhados foram identificados e estão à disposição da Corregedoria da PM, disse o órgão. Os PMs cumprem expediente interno na Corregedoria, onde devem ficar até a investigação do caso ser concluída ou se forem autorizados a sair. As imagens, feitas em 2008, na zona leste, mostram um dos ladrões agonizando enquanto policiais ironizam a situação. A dupla havia sido surpreendida após assalto.

O TENENTE VINÍCIUS GHIDETTI DE MORAES ANDRADE e o SARGENTO LEANDRO MAIA BUENO, que entregaram três jovens do MORRO DA PREVIDÊNCIA, no centro do RIO, a traficantes rivais para serem mortos, em 2008, foram soltos por decisão da 7ª Vara Criminal Federal. O juiz ERIK NAVARRO WOLKART disse que a nova Lei 12.403 restringe os casos de prisão preventiva. As famílias das vítimas cobram rapidez no julgamento.

O vendedor de carros FLÁVIO RODRIGUES DUTRA, de 50 anos, foi preso com 5,6 milhões de reais em notas falsas, nos JARDINS, nesta tarde. Segundo a Polícia Civil, DUTRA ocupava um carro onde havia maletas com cédulas falsas de 50 reais. Os pacotes eram divididos em 50 mil, envolvidos em tarjas idênticas às do Banco Central, com a inscrição “conferido e embalado mecanicamente pela Casa da Moeda do Brasil”.   

O ator REYNALDO GIANECCHINI deixou hoje o hospital SÍRIO-LIBANÊS, no centro de SÃO PAULO, onde realiza tratamento contra um câncer no sistema linfático. Após receber alta médica, por volta das 15:20 horas, GIANECCHINI conversou rapidamente com a imprensa e agradeceu o apoio do público. “Estou muito forte, e boa parte dessa força vem do amor e do carinho que estou recebendo das pessoas”, afirmou. O ator foi diagnosticado com linfoma não HODGKIN de células T – tipo mais raro da doença que afeta o sistema de defesa do organismo. O início do tratamento foi adiado por um sangramento durante a introdução do cateter venoso central há uma semana. Esse dispositivo é implantado para facilitar a aplicação de quimioterapia. A doença, que atinge os linfócitos, foi diagnosticada após o ator ser internado no hospital com suspeita de faringite. GIANECCHINI estava em cartaz com a peça CRUEL, que estreou em 27 de junho no TEATRO FAAP, na zona oeste. O espetáculo foi suspenso por tempo indeterminado. 

Mineiro de CARANDAÍ, a 107 km de BELO HORIZONTE (MG), ANTÔNIO JOSÉ TEIXEIRA DE CARVALHO se mudou para NOVA FRIBURGO, na região serrana do RIO DE JANEIRO. Lá chegou a estudar letras, mas o sucesso profissional ele não encontrou como professor de português nem em terras fluminenses. Esse êxito estava no Direito e em SÃO PAULO. Aqui, ingressou na Faculdade de Direito do LARGO DE SÃO FRANCISCO, da USP. E, ao se formar, com 27 anos, começou a atuar como advogado nas áreas cível, comercial, tributária, administrativa, penal e trabalhista. A estréia na magistratura foi em 1979 como juiz substituto em CUBATÃO, na Baixada Santista. Mais tarde, foi juiz titular em SANTOS. Aos 54 anos, CARVALHO foi nomeado Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que abrange capital, região metropolitana e Baixada Santista. Em 2006, foi relator de uma ação contra a PUC-SP que demitiu 320 professores por conta de uma crise financeira. Na decisão, determinou que todos fossem readmitidos. Segundo seu entendimento, a dispensa de professores no início do ano letivo é proibida pela convenção coletiva da categoria. Neste mesmo ano, foi eleito presidente do Tribunal Regional do Trabalho. CARVALHO encerrou a carreira como desembargador em 2009. Ao todo, foram 30 anos e seis meses de dedicação à Justiça. Aos 72 anos, o magistrado morreu nesta sexta-feira, em SANTOS. Deixa o filho PÉRSIO LUÍS TEIXEIRA DE CARVALHO, juiz da 4ª Vara do Trabalho de SANTOS. CARVALHO nasceu em novembro de 1939.

A aproximação do furacao IRENE da Costa Leste dos EUA levou os governos dos Estados de NOVA YORK, CAROLINA DO NORTE e NEW JERSEY a retirar moradores, turistas e pacientes de clínicas geriátricas e hosptais das áreas que serão mais afetadas pelos ventos e inundações. Aeroportos, trens e metrôs serão paralisados horas antes da chegada do furacao. O IRENE deverá afetar 65 milhões de pessoas em 8 Estados americanos. Hoje, na medida em que o furacão se aproximava da CAROLINA DO NORTE, o primeiro ponto no território americano a ser afetado, a população correu aos supermercados para abastecer-se de água, alimentos e geradores de energia. Boa parte das residências nas zonas costeiras teve suas janelas revestidas por placas de madeira. Ao menos 6.100 voos serão cancelados nos próximos 3 dias. Em NOVA YORK, pacientes de cinco hospitais foram transferidos, em uma complicada operação logística. O prefeito da cidade, MICHAEL BLOOMBERG, alertou insistentemente para “as conseqüências sérias” do furacão e obrigou a retirada da população do leste do bairro de QUEENS, um dos primeiros a serem atingidos, provavelmente na tarde de amanhã. O governador de MARYLAND, MARTIN O´MALLEY, advertiu para o caráter “mortífero” da tempestade e pediu à população que se prevenisse contra a falta de eletricidade e as inevitáveis inundações. Em WASHINGTON, a inauguração do memorial ao reverendo MARTIN LUTHER KING, líder do movimento pelos direitos civis assassinado em 1968, foi suspensa. A concentração de milhares de pessoas estava programada para 11 horas de domingo, justamente quando o furacão deverá se aproximar da capital americana. Escaldado pela trágica passagem do KATRINA, que causou a morte de 1.800 pessoas e danos de 80 bilhões de dólares em 2005, o governo americano montou uma espécie de operação de guerra para previnir um desastre na chegada do IRENE. Em ATLANTA, no Estado da GEÓRGIA, a Agência Federal de Administração de Emergências, estocou dois milhões de litros de água, 1,3 milhão de refeições, 16 mil casacos e 56 mil cobertores que serão distribuídos às vítimas. Mais 390 mil refeições e 380 mil litros de água estão armazenados em FORT BRAGG. A CRUZ VERMELHA dos EUA também foi mobilizada.
O presidente BARACK OBAMA deixou nesta noite a Ilha de MARTHA´S VINNEYARD, onde passaria mais dois dias de férias com a família, e retornou a WASHINGTON. “Não quero pressionar demais: se você está no provável caminho desse furacão, você deve tomar precauções agora. Não espere. Não adie. Nós todos esperamos pelo melhor, mas devemos estar preparados para o pior”, alertou OBAMA. “Temos de encarar essa tempestade com seriedade. Ouçam as autoridades estaduais e municipais e, se receberem ordem de retirada, por favor, cumpram.” Hoje, as companhias aéreas AMERICAN AIRLINES e TAM cancelaram todos os vôos que partiriam de SÃO PAULO e RIO com destino a NOVA YORK previstos para amanhã e domingo. As outras empresas com vôos diretos – DELTA, CONTINENTAL AIRLINES e UNITED AIRLINES – não tinham informações sobre possíveis cancelamentos até esta noite.

O presidente mexicano, FELIPE CALDERÓN, acusou hoje os cartéis do narcotráfico que atuam no MÉXICO de agir como grupos terroristas, após um incêndio criminoso ter deixado 52 mortos em um cassino em MONTERREY. Apesar de não acusar diretamente nenhum desses grupos, ele criticou o consumo de drogas nos EUA por financiar o crime organizado com bilhões de dólares. “Não estamos enfrentando criminosos comuns”, disse CALDERÓN em pronunciamento de rádio e de TV. “Estamos enfrentando verdadeiros terroristas que ultrapassaram todos os limites.” De acordo com as investigações preliminares, o CASSINO ROYALE foi atacado na noite de quinta-feira, 25 de agosto, por oito homens armados, que chegaram ao local em quatro carros para um assalto. A ação durou cerca de dois minutos. Imagens feitas por câmeras de segurança mostram os criminosos com garrafas – provavelmente com líquido inflamável – invadindo a porta principal. Enquanto parte dos freqüentadores conseguiu fugir desordenadamente, ao menos 52 pessoas que ficaram presas dentro do prédio morreram asfixiadas. Algumas se trancaram em banheiros para escapar dos assaltantes. Muitos dos jogadores eram mulheres e aposentados. Segundo o diretor da Polícia Civil de NUEVO LEÓN, JORGE CAMACHO, 35 homens e 10 mulheres estão entre as vítimas. As outras sete pessoas serão identificadas por exames de DNA. Ao menos 13 testemunhas do ataque já foram ouvidas pelos investigadores. O dono do cassino está sendo procurado para depor. O ataque é o terceiro a cassinos neste mês no norte do MÉXICO e o segundo ao ROYLE desde maio. No mês passado, 20 pessoas foram mortas em uma chacina num bar em MONTERREY. O governador de NUEVO LEÓN, RODRIGO MEDINA, disse hoje que esses cartéis chantageiam bares e cassinos da região e o atentado pode ter sido uma represália à falta de pagamento.      

A praça diante do antigo quartel de MUAMAR KADAFI, em TRÍPOLI, tornou-se um cemitério a céu aberto. Vários cadáveres apresentavam marcas de tortura e execução. Num hospital, foram encontrados dezenas de corpos abandonados. A ONU pediu que a vida de KADAFI fosse poupada, para que ele seja julgado. O secretário-geral da ONU vai propor o envio de missão de paz à LÍBIA para evitar que o país mergulhe numa espiral de violência.

Um porta-voz do grupo radical islâmico BOKO HARAM assumiu a autoria do ataque ao prédio da ONU na NIGÉRIA que deixou 18 mortos e 8 feridos. A organização nigeriana já promoveu atentados no país, inclusive em ABUJA, mas nunca tinha atingido alvos estrangeiros. Na quinta-feira, dia 25, o grupo já havia atacado um posto da polícia em uma cidade do Nordeste da NIGÉRIA, matando 12 pessoas. País mais populoso da ÁFRICA, com 150 milhões de habitantes, dividido entre católicos que se concentram no Sul e muçulmanos no Norte, a NIGÉRIA, que é rica em petróleo, enfrenta ameaças de terrorismo em diversas regiões. O BOKO HARAM, que tenta impor uma versão radical  da SHARIA (lei islâmica) no país, é responsável por uma série de assassinatos e bombardeios. No início deste mês, um comandante militar americano na ÁFRICA disse que o BOKO HARAM pode estar tentando estabelecer ligações com grupos vinculados à AL-QAEDA em outras nações  africanas. Cerca de 400 pessoas trabalhavam no prédio das NAÇÕES UNIDAS em ABUJA, capital da NIGÉRIA. Atentados não são raros na NIGÉRIA. No ano passado, um grupo da região do DELTA DO NÍGER, onde há produção de petróleo, explodiu um carro-bomba na capital durante a comemoração dos 50 anos de independência do país, matando 12 pessoas.

2 012     :       -       DOMINGO
KATYA e IAGO dormiram em casa de sábado para este domingo. Agora cedo vão para APARECIDA DO NORTE, onde KATYA irá cumprir uma promessa que fez ao passar por sérios problemas de saúde. No computador, com alguma dificuldade, consigo atualizar toda a papelada que estava em minha biblioteca, aguardando a transcrição de trechos para minhas memórias.
Recebo novos esclarecimentos do 2º TENENTE PM JOSÉ FILHO, vice-presidente do NÚCLEO MMDC-LESTE a respeito de desencontros acontecimentos recentemente nesse núcleo. Face a gravidade dos fatos organizo o “DOSSIÉ ZÉ FILHO” para futuras consultas.

Reunião defronte QCG > Pça. Júlio Prestes em 08 SET12> Desagravo a PM
Tognetti, Americo
18:58
From: Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho
To: Coronel Ciapina
Cc: niuton ; CBB-ninho-de-aguias
Sent: Sunday, August 26, 2012 3:49 AM
Subject: Re: [CBB-ninho-de-aguias]'3924' Reunião em frente a FATEC da Pça. Júlio Prestes em DESAGRAVO DIA 8 SET
Amigos / Irmãos da CBB,
Sendo sábado o dia marcado, haverá alunos na FATEC?
É necessária uma grande divulgação e um grande empenho. DIvulgarei aos meus contatos e, se puder deslocar-me nesse dia, estarei presente.
Desejo sucesso desde já!
Abrs
C. de Carvalho
Em 25 de agosto de 2012 16:41, Coronel Ciapina escreveu:
Certo, Niutinho. Até os alunos da própria FATEC poderiam ser convidados para esse ato público. Se algum do CBB puder fazer o convite ao Diretor pessoalmente, pois eles estão defronte ao QG
Em 25 de agosto de 2012 16:32, niuton escreveu:
Grande Ciapina
Que tal encaminharmos o convite para TODOS os politicos, midia em geral, entidades do MP, Judiciário, etc.. Vou enviar para minha lista de contatos e alguns politicios.
abração
Niuton/70
Em 25/08/2012 10:43, Coronel Ciapina < ciapina.gbb@gmail.com > escreveu:
Aí está amigos(as) uma lição a ser seguida por AÇÕES - ESPERAMOS VOCE.
MEUS AMIGOS, MINHAS AMIGAS
A Liga Paulista pela Autonomia  marcou a data de 8 de setembro de 2012, às 14 horas, defronte à FATEC, na PRAÇA FERNANDO PRESTES (fácil acesso pelo Metrô TIRADENTES) para uma reunião em desagravo aos últimos acontecimentos contra a nossa querida Polícia Militar.
É hora de participar de um movimento que, ao invés de papéis e comunicados estéreis passa à ação.  
CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA
PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
Rua Anita Garibaldi, 25 - Centro - SP
Fone: 3105 8541
email:

LIGA PAULISTA PELA AUTONOMIA
CNPJ: 14.772.721/0001-24
www.ligasp.org.br
São Paulo, 23 de agosto de 2012.
A Associação Liga Paulista pela Autonomia,
entidade cívica comprometida com o princípio da subsidiariedade, promotora de estudos sobre a cultura, historia e valores da sociedade paulista, e defensora da descentralização e moralidade pública, vem por meio desta solicitar formalmente seu apoio para uma manifestação pública em apoio a estimada Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Uma reação é vital diante dos contínuos e articulados ataques á nossa estimada Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ataques que visam solapar as bases da sociedade paulista, que se mantém firme contra o processo de hegemonia em curso neste país, que atenta contra as autonomias municipais e estaduais, e solapa as bases morais da família e da comunidade cívica.
Nós temos o dever de demonstrar publicamente os nossos votos de confiança e apoio à nossa estimada Polícia Militar. Para que nossos policiais não se sintam acuados e ultrajados por um público hostil, que na verdade não passa de agentes sob as ordens de uma minoria articulada da sociedade que busca implantar um projeto centralista e socialista em todo o país, cujo
maior obstáculo é justamente a sociedade paulista e suas instituições, notadamente a gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo.
LIGA PAULISTA PELA AUTONOMIA
CNPJ: 14.772.721/0001-24
www.ligasp.org.br

Em decorrência desta situação delicada, solicitamos sua participação em uma manifestação publica de apreço e apoio aos nossos bravos defensores da Polícia Militar, a ser realizada no dia 8 do mês de setembro, num sábado, às 14hs, na praça Cel. Fernando Prestes, em frente à Fatec e acesso pela Avenida Tiradentes.
Reiteram-se-lhe respeito.
Os protestos

Mario Ventura
21:17 (1 minuto atrás)

para Roberto
CARO ROBERTO TONIN
Os coronéis do NINHO DAS ÁGUIAS estão sugerindo que você convide o Diretor e alunos e professores da FATEC para se irmanarem conosco.
Teremos sucesso na divulgação do evento, que deve ter grande repercussão se a manifestação for colocada na mídia. Os jornais e os canais de televisão devem tomar conhecimento do evento também..   

Cerca de 8 mil pessoas participam hoje da segunda etapa do circuito CORRIDA E CAMINHADA CONTRA O CÂNCER DE MAMA, com largada e chegada na Assembléia Legislativa de São Paulo, no IBIRAPUERA. O percurso é de 5 km para a corrida e caminhada. A etapa final será em FLORIANOPOLIS no dia 4 de novembro, fechando o circuito.

Uma ameaça de bomba recebida pela Polícia Militar interditou hoje, das 12:30 horas às 14:30 horas a Rua DESEMBARGADOR ELISEU GUILHERME, na VILA MARIANA. De acordo com a CET a via teve o trânsito suspenso entre a Rua AFONSO DE FREITAS e a Rua ABILIO SOARES por motivos de segurança. Segundo a assessoria da PM, tudo não passou de um alarme falso.

espn.com.br (Todos os direitos reservados - ESPN do Brasil)
Por ESPN.com.br, espn.com.br, Atualizado: 26/08/2012
Luis Fabiano responde fama de 'pipoqueiro', faz dois, e São Paulo vence o Corinthians no Pacaembu
Luis Fabiano responde fama de 'pipoqueiro', faz dois, e São Paulo vence o Corinthians no Pacaembu
Reprodução/ESPN
Luis Fabiano se esconde em momentos decisivos, e o São Paulo não vence o Corinthians no Pacaembu. As duas ‘verdades’ eram tido como absolutas até este domingo e foram desmentidas com a vitória do São Paulo por 2 a 1, de virada, com dois gols de Luis Fabiano, na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde 2005 o Tricolor não vencia o clássico com o time do Parque São Jorge no Pacaembu. Já eram seis vitórias consecutivas do Corinthians. Nas últimas quinze partidas no geral, os são-paulinos haviam vencido apenas uma. O retrospecto de Luis Fabiano é diferente. O atacante sempre teve bom desempenho contra o principal rival e hoje fez o sexto gol em seis partidas diante do adversário alvinegro. Neste Brasileirão ele já marcou nove vezes e é o artilheiro, ao lado de Fred, do Fluminense e Vágner Love, do Flamengo. Depois de perder do Santos na rodada passada, o Corinthians volta a perder um clássico. Mas classificado para a próxima Libertadores e com o Mundial de clubes, em dezembro, como principal objetivo no ano, o time de Tite encerra o primeiro turno em situação cômoda. Tem 24 pontos, no meio da tabela e longe da zona de rebaixamento. O São Paulo, que luta pelo menos por uma vaga no G-4 para voltar a disputar a Libertadores, se aproxima do seu objetivo: tem 31 pontos, a apenas quatro do Vasco, quarto colocado. Nesta quarta-feira, o Corinthians viaja ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense, pela primeira rodada do segundo turno. Na quinta, o São Paulo recebe o Botafogo, no Morumbi.
O Centro de SÃO PAULO virou um pedaço do NORDESTE na homenagem que foi feita ao centenário de LUIZ GONZAGA. Cerca de 20 mil pessoas dançaram hoje ao som do forró no VALE DO ANHANGABAÚ. A maior atração do dia foi a cantora paraibana ELBA RAMALHO, que não deixou ninguém parado enquanto cantava clássicos do REI DO BAIÃO, como era chamado GONZAGA.

Uma quadrilha, aparentemente desarmada, aterrorizou motorista, cobrador e passageiros de um ônibus e ateou fogo no veículo, ontem à noite, em uma avenida da zona norte. Segundo a polícia, os bandidos fugiram e o fogo foi controlado pelo próprio condutor do carro. Ninguém foi preso. Eram aproximadamente 21 horas do sábado. Pelo menos cinco criminosos invadiram o ônibus da VIAÇÃO SAMBAÍBA, que fazia a linha 971-C, COHAB/ METRÔ SANTANA, na Avenida DEPUTADO CANTÍDIO SAMPAIO, no JARDIM GUARANI, impedindo que o veículo prosseguisse. Os vândalos obrigaram todos que estavam no carro a descerem.

Uma perseguição na VILA MASCOTE terminou em tragédia hoje, na zona sul de SÃO PAULO. Segundo informações da Polícia Militar, um veículo seguiu o carro de um homem, que estava acompanhado de seu filho de 13 anos. O carro da família bateu e o perseguidor desceu, atirou várias vezes na cabeça do pai, que morreu na hora. O menino levou tiro de raspão nas costas e foi socorrido.  
EFE Multimedia (Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados)
Por EFE Brasil, EFE Multimedia, Atualizado: 26/08/2012 16:22
Ventos e chuvas torrenciais antecipam chegada de 'Isaac' à Flórida
'Isaac' se fortalece a caminho da Flórida e põe Nova Orleans em alerta
EFE
'Isaac' se fortalece a caminho da Flórida e põe Nova Orleans em alerta
Miami (EUA.), 26 ago (EFE).- Ventos fortes e chuvas torrenciais anteciparam neste domingo a passagem da tempestade tropical 'Isaac', fortalecida, perto do sul da Flórida, que permanece em estado de emergência, embora a preocupação comece a se voltar para a costa americana do Golfo do México, incluindo Nova Orleans. 'A mensagem é muito clara: fique em casa e a salvo', advertiu hoje em entrevista coletiva o prefeito de Miami-Dade, Carlos Giménez, que explicou que, embora os riscos para o sul da Flórida tenham se atenuado, os agentes de emergências devem 'encarar o pior' e os cidadãos devem permanecer informados. Está previsto que esta noite 'Isaac' atravessará a região de Florida Keys, saindo do norte de Cuba, mas, segundo Giménez, já foi preciso cancelar cerca de 500 voos no aeroporto de Miami e de 150 no de Fort Lauderdale, e em torno de 3.900 casas perderam o fornecimento de energia só no condado de Miami-Dade. Foram fechados todos os parques, marinas e campos de golfe e abriram-se abrigos por todo o sul do estado, onde se recomenda a evacuação de pessoas com necessidades especiais e que vivem em trailers, áreas baixas com tendência a ficar inundadas e imóveis pouco seguros. Também está sendo solicitado às empresas que liberem seus empregados de trabalhar hoje e amanhã. A área mais ameaçada de ser diretamente afetada é o arquipélago de Florida Keys, onde lojas e restaurantes permanecem fechados hoje e foi suspensa a cobrança de pedágios na única estrada que conecta as ilhas ao continente. Mesmo assim, recomenda-se que quem ainda não abandonou o local fique lá para não se arriscar na estrada, que tem muitos trechos sobre o mar e está muito exposta ao vento. Em Miami Beach está sendo dito aos turistas que, embora os aeroportos próximos estejam abertos, chequem antes de sair se seus voos foram mantidos, e se estão organizando atividades no interior para entreter os clientes enquanto a tempestade passa. 'Nos disseram no hotel que as tempestades continuarão e que devemos estar preparados, mas que não há por que se assustar e que nos manterão informados o tempo todo', disse hoje à Agência Efe o produtor musical espanhol Jeansy Aúz, em viagem de trabalho com sua empresa. Por todo o sul foram suspensos os serviços de transporte público, em algumas localidades foram distribuídos sacos de areia para conter a entrada de água e se cancelaram os eventos ao ar livre previstos para hoje e amanhã. Os abrigos de animais já não admitem mais bichos de estimação e as escolas, universidades e edifícios públicos fecharão na segunda-feira. Em Tampa, no litoral da Flórida, o governador do estado, Rick Scott, afirmou hoje em entrevista coletiva que a maior preocupação são os fortes ventos que se esperam para segunda e terça-feira. 'Se alguém estiver na região litorânea, não se aventure a ir para o interior, porque não se sabe o que pode acontecer com as pontes', alertou Scott, que se encontra em Tampa supervisionando os preparativos às vésperas da Convenção Nacional Republicana. A reunião deveria começar na segunda-feira, mas seus responsáveis decidiram adiar para terça-feira os principais atos. 'Queremos nos assegurar de que as pessoas da convenção têm toda a informação necessária para tomar uma decisão informada', disse Scott, que detalhou que hoje falou duas vezes com o candidato presidencial Mitt Romney sobre a situação em Tampa. 'Já temos sobre o estado sequências isoladas do 'Isaac'', confirmou o Centro de Gestão de Emergências da Flórida, que advertiu que com o passar das horas o tempo irá piorar 'significativamente' em quase toda a península, já que se trata de uma tempestade muito ampla, com ventos que se estendem a 335 quilômetros do centro.
EFE Multimedia (Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados)
Por EFE Brasil, EFE Multimedia, Atualizado: 26/08/2012 16:20
Companheiro de Neil Armstrong na Apolo 11 elogia liderança do astronauta
Companheiro de Neil Armstrong na Apolo 11 elogia liderança do astronauta
EFE
Companheiro de Neil Armstrong na Apolo 11 elogia liderança do astronauta
Bruxelas, 26 ago (EFE).- O astronauta americano Buzz Aldrin homenageou seu colega Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua e que morreu ontem aos 82 anos, ao qualificá-lo como 'um piloto excepcional' e um 'grande líder'. Em entrevista ao canal 'BBC', Aldrin, que viajou junto com Armstrong na primeira expedição à Lua, disse que tem certeza que 'todo o espaço está muito triste por saber da notícia de sua morte'. 'Vamos sentir saudades de um grande porta-voz e líder do programa espacial', comentou. Aldrin, tripulante da Apollo 11 e segundo homem a pisar na Lua, se mostrou 'muito triste' por não poder estar junto do astronauta falecido no 50º aniversário da expedição que será celebrado em julho de 2019. (Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados).
Duas integrantes do grupo de punk rock PUSSY RIOT fugiram da RÚSSIA, onde são procuradas por terem participado de uma “oração” de protesto contra o presidente VLADIMIR PUTIN no dia 21 de fevereiro deste ano. “As duas integrantes procuradas pela polícia conseguiram sair do território russo. Estão tentando recrutar feministas estrangeiras para preparar novas ações”, escreveu o grupo em sua conta na rede social, sem revelar para onde as jovens teriam fugido. Como o PUSSY RIOT se apresenta com capuzes coloridos que cobrem seus rostos, as identidades das integrantes não são conhecidas. Três delas, MARIA ALYOKHINA, NADEZHDA TOLOKONNIKOVA e YEKATERINA SAMUTSEVICH foram presas sob a acusação de vandalismo e incitação ao ódio religioso e condenadas a dois anos de prisão. Durante a polêmica performance do grupo, na Catedral do CRISTO SALVADOR DE MOSCOU, a principal igreja da RÚSSIA, a banda pediu para que a VIRGEM MARIA “expulsasse” PUTIN do poder. Após a prisão, MARIA, NADEZHDA e YEKATERINA pediram perdão aos fiéis, dizendo que o protesto era contra o líder da igreja ortodoxa russa, que apoiou a reeleição de PUTIN. No entanto, elas se recusaram a pedir desculpas ao presidente. “Elas literalmente afirmaram: que vá para o inferno com seu perdão”, disse o advogado de defesa, NIKOLAI POLOZOV. Personalidades como PAUL McCARTNEY, MADONNA e STING demonstraram publicamente seu apoio à banda.

Grupos opositores ao governo sírio anunciaram hoje que pelo menos 200 corpos foram encontrados na cidade de DARAYA, periferia de DAMASCO. As vítimas eram civis, que teriam sido executadas pela milícia pró-governo. A cidade, que era controlada por forças rebeldes, foi retomada pelo governo de BASHAR ASSAD na sexta-feira, dia 24, após dias de conflito e bombardeios que deixaram mais de 600 mortos.

Ainda se recuperando do terremoto de 2010, o HAITI voltou a ser devastado com a passagem da tempestade tropical ISAAC. Seis pessoas morreram e mais de 14 mil deixaram suas casas na ilha caribenha.   

O governo da VENEZUELA confirmou que 39 pessoas morreram e 86 ficaram feridas na explosão da refinaria de AMUAY, na madrugada de ontem. A dois meses das eleições presidenciais, HUGO CHÁVEZ, que busca a reeleição, fez um apelo para que a tragédia não seja usada como munição política por seus opositores. A razão do vazamento de gás que acarretou a explosão continua sendo investigada.

Pelo menos 36 pessoas morreram na colisão de um ônibus e um caminhão-tanque que transportava metanol em uma estrada de YANN´AN, na província de SHAANXI, no norte da CHINA. Após a batida, o caminhão começou a pegar fogo, pois o metanol é uma substância altamente inflamável. Apenas três pessoas sobreviveram ao choque e, feridas, foram encaminhadas para hospitais da região.

26 DE AGOSTO DE 2013     -      SEGUNDA-FEIRA
Certo de que a comemoração do DIA DO SOLDADO, na Câmara Municipal, seria às 10 horas, saio mais cedo de casa. Mas cometo um grande engano. Ao chegar ao Salão Nobre, a Assistência Militar da Casa diz que a sessão solene acontecerá por volta das 19:30 horas. Ainda encontro com o jornalista GIRÃO e vou aproveitar o tempo para visitar o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Na semana passada a PATRÍCIA, do IHGSP, telefonou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e disse que uma organização do RIO DE JANEIRO está doando material dos anos 1924 e 1930, inclusive havendo uma lancha nesse acervo. Já tínhamos entrado em contato com o Museu da Polícia Militar para verificar se há algum interesse em adquirir esse material.
Na Sociedade, recebemos a visita do THELL DE MORAES. Ele esteve no gabinete do vereador CORONEL PM TELHADA a fim de saber o que precisamos providenciar para uma possível verba que será usada na reforma da Sociedade, mas isso somente em 2014. O grande problema é que o conserto do telhado da Sociedade é algo premente e talvez não possamos esperar tanto tempo. O vereador TONINHO PAIVA tinha oferecido duzentos mil reais, mas isso não será possível neste ano.
O CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS, nosso secretário, passa pelo MMDC. Assina vários diplomas e está indicando o CORONEL PM RENATO CERQUEIRA CAMPOS para receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA em 1º de outubro. Telefono para o Tribunal de Justiça e peço o currículo dele. Isso é providenciado rapidamente. O próprio CAPITÃO PM ANÍSIO leva os diplomas para registro no Conselho de Honrarias e Mérito. O Professor ADILSON CÉZAR deverá comparecer no Conselho amanhã.
O 1º TENENTE PM FERNANDO KAZUO NAGATOMI, acompanhado da PM LÚCIA FERREIRA ANTUNES ROCHA, ambos do 2º Batalhão de Polícia de Trânsito vêm conversar comigo para verificar a possibilidade de condecorar policiais militares do seu batalhão. Entre eles está o SARGENTO PM BÍSCOLA, que salvou a vida de dona SILVANA LINA ACOSTA PRIETO, em 23 de junho de 2008. Peço ao tenente para se entender com o CORONEL PM VELOZZO, Comandante do Policiamento de Trânsito, que já prometera premiar o sargento em uma reunião mensal da tropa.   
Chegam os currículos do CORONEL PAULO BOLÍVAR DA SILVA NETO e do CORONEL CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ, indicados pelo Comandante do Exército Sudeste, GENERAL ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, para serem condecorados com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO no dia 2 de outubro, por ocasião do 81º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista.
Ainda nesta tarde OLIVEIRA vem me comunicar que a viúva do senhor SATURNINO, dona BENE, internada numa UTI de um hospital, contraiu infecção hospitalar e está em estado crítico, desenganada pelos médicos. Mais tarde, já em casa, converso com o CORONEL PM MENDES, por telefone, a respeito do almoço da nossa turma, na APMBB, no dia 14 de setembro e também da situação do nosso companheiro ALBINO CARLOS PAZELLI. Internado no HOSPITAL MILITAR desde 16 de julho, agora se encontra num quarto e apresenta reflexos com o movimento da mão direita e movimento dos olhos, dando a entender que está conhecendo as pessoas. Não fala e não se mexe na cama. O MENDES vai vê-lo quase que diariamente. Sua filha é casada com o filho do PAZELLI, o MAJOR PM ADRIANO. Sua neta DÉBORA é namorada do 2º TENENTE PM ALAN (promovido a esse posto no dia 25 de agosto). 

Os laudos sobre a morte da família PESSEGHINI devem ser entregues ao DHPP ainda nesta semana. De acordo com ARLES GONÇALVES JÚNIOR, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/SP, o laudo deve indicar que os quatro assassinatos ocorreram em um período de aproximadamente dez minutos. Vizinhos que foram ouvidos como testemunhas disseram ter ouvido dois estampidos por volta da 0:20 hora do dia 5 de agosto. “Foi um intervalo de seis segundos entre os tiros que mataram primeiro o pai (SARGENTO PM LUÍS MARCELO PESSEGHINI) e a mãe, a CABO PM ANDRÉIA REGINA BOVO PESSEGHINI, na sala”, explicou o representante da OAB, que acompanhou os depoimentos de 41 testemunhas do caso e também a reconstituição acústica do crime. “por volta da 0:30 hora, as testemunhas ouviram outros três estampidos”, disse. Esses disparos, realizados num segundo imóvel, seriam responsáveis pelo assassinato da tia-avó BERNADETE OLIVEIRA DA SILVA, 55 anos (atingida por dois tiros) e da avó materna de MARCELO, BENEDITA DE OLIVEIRA BOVO, de 67 anos. De acordo com ARLES GONÇALVES JÚNIOR, os peritos também constataram que seria possível ouvir os tiros a uma distância de 50 metros das casas.

Um suspeito de participar do assalto que culminou com as mortes do subcomandante da Guarda Civil Municipal de MAIRINQUE, LAÉRCIO DE SOUZA LANES, de 43 anos, e da mulher dele, LINDALVA DO NASCIMENTO, de 38 anos, foi preso nesta manhã em CIDADE TIRADENTES, zona leste da capital. O preso, que não teve nome divulgado, tem 28 anos e, segundo a polícia, tem antecedentes por tráfico de drogas. Ele foi levado para o DHPP. A polícia apura como principal hipótese um assalto seguido de morte. Outros dois homens e um adolescente já tinham sido detidos pelo crime.

A operação que trouxe o senador boliviano ROGER PINTO para o BRASIL fez a primeira vítima hoje. O ministro das Relações Exteriores, ANTÔNIO PATRIOTA, pediu demissão no começo da noite. Ele vai ser substituído por LUIZ ALBERTO FIGUEIREDO, representante do BRASIL junto à ONU. A atuação de PATRIOTA no caso foi vista pelo Palácio do Planalto como um verdadeiro desastre e sua permanência no cargo se tornou insustentável. FIGUEIREDO foi o negociador chefe para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO + 20, realizada no RIO DE JANEIRO no ano passado. PATRIOTA já vinha enfrentando uma série de desgastes com a presidente e o episódio envolvendo o encarregado de negócios da embaixada brasileira na BOLÍVIA, EDUARDO SABÓIA, foi considerado uma quebra de hierarquia, e, principalmente, uma quebra do principio internacional do asilo. SABOIA teria decidido sozinho sobre a fuga de PINTO. A assessoria de imprensa da Presidência divulgou nota hoje na qual informa que DILMA aceitou o pedido de demissão. PATRIOTA irá para o lugar que era de LUIZ ALBERTO FIGUEIREDO na ONU.     

O vendedor SUDMAR FRANZIN, de 49 anos, esteve no RIO há duas semanas para participar de uma prova de corrida, mas foi com os pés muito longe do chão que ele ficou famoso na Internet. Durante um voo duplo de parapente, SUDMAR e o instrutor LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA ficaram cerca de quatro minutos dentro de uma nuvem, sem qualquer visibilidade. O vídeo do voo, de 13 minutos, mostra a angústia de SUDMAR e o desespero do instrutor ao se dar conta da situação. Com mais de 20 anos de experiência., LUIZ foi afastado por tempo indeterminado pela Associação Brasileira de Voo Livre. Vice-presidente a entidade, AUGUSTO PRATES disse que ele passará por recapacitação e avaliação psicológica por ter voado mais alto do que deveria em um dia em que as condições climáticas indicavam um “teto de voo baixo”. Os dois saltaram da PEDRA BONITA, em SÃO CONRADO. Após um começo tranqüilo, entram numa nuvem. Como a dupla não consegue sair da nuvem, LUIZ se preocupa: “Não sei onde estou”. Enquanto SUDMAR fica de olhos fechados, o instrutor pede: “Vamos rezar”. E reza uma Ave Maria. Em determinado momento, em que pede a Deus para levá-los à praia, LUIZ pergunta a SUDMAR se ele sabe nadar. A dupla pousou no ITANHANGÁ GOLF CLUB. Apesar do sufoco, o morador de DESCALVADO, garante não ter ficado traumatizado.

Não havia outra maneira de GYLMAR DOS SANTOS NEVES ser enterrado a não ser sob uma salva de palmas. E foi assim que aconteceu hoje, no Cemitério do MORUMBI, em SÃO PAULO. O velório do bicampeão mundial durou a manhã inteira. SANTOS e CORINTHIANS prestaram homenagens e mandaram uma coroa de flores cada um. O TIMÃO foi além. Enviou uma bandeira do clube e pediu que ela fosse colocada sobre o caixão do camisa 1, que atuou no clube do PARQUE SÃO JORGE por dez anos, de 1951 a 1961. O time, inclusive, vai jogar de luto na quarta-feira, contra o LUVERDENSE, pela COPA DO BRASIL. “Não posso dizer se o meu pai era ou não corintiano. No RIO, ele era vascaíno e falava isso. Mas, em SÃO PAULO, eu não posso revelar. Ele pedia segredo. É uma resposta de 1 milhão de dólares”, brincou ROGÉRIO, um dos filhos de GYLMAR. Personalidades, ex-companheiros e jogadores estiveram presentes no enterro do ex-goleiro. “Ele reunia um conjunto de qualidades, não somente como goleiro, mas como pessoa. Espero que os próximos, não só os atletas, mas todos aqueles que amam o futebol, sempre cultivem com o maior carinho e gratidão o que realmente representou GYLMAR DOS SANTOS NEVES”, declarou JOSÉ MARIA MARIN, presidente da CBF.
ZITO, que jogou ao lado de GYLMAR no inesquecível SANTOS de PELÉ e companhia, bicampeão da LIBERTADORES DA AMÉRICA, também foi dar adeus ao ex-companheiro. “Ele foi o melhor goleiro do BRASIL até hoje. Pode ser que apareçam outros, mas, até hoje, GYLMAR foi o melhor”, disse o ex-volante. O ex-lateral CAFU, que fez história na seleção brasileira, comentou sobre a importância de GYLMAR. “Hoje, o mundo não perde um grande goleiro, mas, sim, um grande homem”.     

Inspetores de armas químicas da ONU visitaram hoje vítimas de um suposto ataque com gás em DAMASCO e colheram amostras para exames, depois de sofrerem uma emboscada. Atiradores dispararam contra os seis carros que levavam os observadores à área atacada, onde mais de 1,3 mil civis teriam sido mortos na última quarta-feira. Segundo a ONU, o ataque danificou um veículo, mas não houve relatos de vítimas. O governo sírio culpou os rebeldes pela emboscada. De acordo com as agências internacionais, a equipe da ONU entrevistou vários feridos e coletou amostras durante as três horas que permaneceu no local. Segundo um porta-voz do secretário-geral BAN KI-MOON, ainda é possível obter vestígios do uso de armas químicas, mesmo depois de ter passado quase uma semana da investida.
O secretário da Defesa dos EUA, CHUCK HAGEL, disse que os ESTADOS UNIDOS só tomariam medidas sobre a SÍRIA em conjunto com a comunidade internacional e dentro de um quadro de legalidade em resposta aos supostos ataques de armas químicas. Já o secretário de Estado dos EUA, JOHN KERRY, acusou o governo sírio de usar armas químicas contra a sua população. Embora KERRY não tenha dito diretamente, ele afirmou que o regime de BASHAR AL-ASSAD tinha as armas e os meios para usá-las e, ao bombardear as áreas atingidas, ocultou provas.

Um líder regional das FARC cuja extradição havia sido solicitada pelos ESTADOS UNIDOS morreu durante um bombardeio. VIRGÍLIO ANTÔNIO VIDAL, conhecido como “SILVER”, comandante da frente 57 das FARC, morreu no domingo na zona rural do município de RIOSUCIO, no departamento de CHCÓ, próximo à fronteira com o PANAMÁ.

Os ESTADOS UNIDOS negaram, hoje, que o encontro entre israelenses e palestinos tenha sido cancelado após um confronto na CISJORDÂNIA. Mais cedo, o jornal “HAARETZ” havia citado fontes dizendo que o negociador chefe palestino, SAEB EREKAT, cancelara a reunião com a ministra TZIPI LIVNI, prevista para hoje, em protesto contra a morte de três palestinos perto de RAMALLAH. A reunião faz parte de uma nova rodada de conversações de paz retomadas em julho.

O americano RYAN CARNAN, de 29 anos, foi morto pela polícia no sábado após ter matado a mãe, incendiado a casa da família e atirado a esmo contra vizinhos em SIMI VALLEY, subúrbio de LOS ANGELES, na CALIFÓRNIA. Ele foi morto quando tentava fugir da cena do crime em um trator, segundo as autoridades. RYAN nunca havia sido preso, mas há relatos de que houve incidentes dele com a polícia “relacionados com saúde mental”.

O ex-agente da CIA EDWARD SNOWDEN ficou preso no aeroporto de MOSCOU porque CUBA recusou-se a deixá-lo voar da RÚSSIA para HAVANA, publicou o jornal russo “KOMMERSANT”, hoje. A razão da negativa seria a pressão dos ESTADOS UNIDOS. SNOWDEN, que é procurado pelos EUA por vazar detalhes de programas de vigilância do governo norte-americano, acabou recebendo asilo de um ano na RÚSSIA. 

2 014     :    -    TERÇA-FEIRA
Tenho certeza de que a outorga da MEDALHA DO PACIFICADOR à minha pessoa deve exclusivamente à minha situação de Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. É, portanto, que dedico-a aos veteranos do Movimento Constitucionalista de 32. Se não fosse essa situação eu não teria recebido a medalha.
Mas enquanto isso tenho o dissabor de registrar meu descontentamento quanto ao evento de ontem na Câmara Municipal de GUARULHOS. Comemorava-se o DIA DO SOLDADO e se viu muita vaidade e vontade de aparecer de muita gente que ali compareceu. O orador “ressuscitou” o nosso querido GINO STRUFFALDI, falecido em 15 de março de 2012, citando-o como Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Também ele criou uma Medalha nova “CONSTITUCIONALISTA-MMDC”, esquecendo-se de procurar atualizar-se. Citou erradamente o decreto da Medalha. Mas, além de tudo isso, o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC foi relegado a um plano de mero coadjuvante. Apenas todos queriam ser condecorados. O valor da medalha ficou para um segundo plano.
Hoje de manhã sinto que essas contrariedades vão me levar a ser mais criterioso ao escolher os locais de entrega das Medalhas da Sociedade. O caso de ontem à noite vai-se somar a alguns outros já acontecidos em outras solenidades.
Quando chego ao MMDC, nesta data, vou encontrar a MARINEI muito nervosa. Ela pedira ao WILLIAM MASCARENHAS para levar os diplomas do COLAR DA VITORÍA para serem registrados no Conselho de Honrarias e Mérito e a sua “amiga” TINA devolveu todos os diplomas, negando-se a registrá-los, alegando que precisa da numeração dos mesmos numa lista. Isso faz com que telefone para o professor ADILSON CÉZAR solicitando a sua ajuda para resolver essa picuinha. Não é de hoje que a TINA vem criando caso com a Sociedade. Não dezenas de casos já criados anteriormente. Tudo começou porque o TENENTE PM JOSÉ FILHO criticou o trabalho da MARINEI junto ao Professor ADILSON CÉZAR no ano passado. Isso influenciou no comportamento da TINA, que passou a ver a MARINEI como sua inimiga. O WILLIAM MASCARENHAS é obrigado a retornar ao Conselho de Honrarias e Mérito. Isso faz perdermos enorme tempo e cria um ambiente muito ruim no MMDC. Chego até a pensar em deixar tudo isso. Há muita ciumeira, vaidade, e até ódio por parte de associados. Não se ganha nada como Presidente, monetariamente falando, e há cretinos que ainda criticam o nosso trabalho.
Mesmo assim pensamos na realização dos próprios eventos, pois a imensa maioria vê a Sociedade com bons olhos. Graças a DEUS os nossos desafetos são bem poucos, MAS conseguem irritar.
Deixo a Sociedade depois de receber a visita do CABO PM CACHIOLI, que traz um novo associado para o MMDC. Ele trabalha no 4º BPMM, na LAPA. Faço ver ao CACHIOLI que a PM precisa ser mais atuante quanto ao Núcleo MMDC-LAPA, um pouco esquecido neste ano. Ali já fizemos grandes eventos, mas já no ano passado esse entusiasmo esmoreceu muito.
Regresso para casa com séria inclinação a deixar a Sociedade. Apesar das inúmeras comemorações que estamos fazendo de 2011 para cá alguns acontecimentos recentes estão perturbando minha saúde e a minha paciência.

A idade traz experiência. Ao completar 100 anos, hoje, o PALMEIRAS olha para trás e, agora, começa a refletir sobre os erros que cometeu recentemente. Tenta buscar inspiração nas vitórias para iniciar um grande processo de renovação do clube.
O marco dessa nova fase será a inauguração do ALLIANZ PARQUE, novo estádio do VERDÃO, em fase final de acabamento. Mas o time também precisa ser reestruturado, conforme o presidente PAULO NOBRE reconheceu, durante o aniversário centenário do VERDÃO.
“O PALMEIRAS é famoso por superar problemas e se reinventar. É especialista em deixar momentos difíceis para trás. Tenho certeza absoluta de que não será diferente desta vez”, disse o mandatário, durante a festa de hoje que celebrou o aniversário do clube, em casa de eventos da zona sul da capital. (trecho da reportagem de LUCIANO TRINDADE que será publicada amanhã no DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Cinco carros explodiram na Rua DOUTOR FRANCISCO LARAYA, atrás do Pronto Socorro 21 DE JUNHO, na FREGUESIA DO Ó. O acidente aconteceu por volta das 21:30 horas de ontem, após o vazamento de oxigênio comprimido utilizado em pacientes com problemas respiratórios. O fogo começou enquanto o caminhão da empresa WHITE MARTINS realizava o abastecimento da unidade de saúde. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 24 pessoas foram transferidas para os hospitais do MANDAQUI, PIRITUBA, VERMELHINHO, VILA PENTEADO e PRONTO SOCORRO DA LAPA. A via ficou interditada por mais de 12 horas pela CET para evitar novas explosões e garantir que a perícia técnica e o Corpo de Bombeiros fizesse vistorias para identificar as causas das explosões. O Pronto Socorro voltou a funcionar hoje à tarde.

O SARGENTO PM Ref WÁGNER LUÍS DA SILVA foi morto com pelo menos dez tiros no portão de sua casa na Rua MIGUEL FERNANDES MALDONADO, no JARDIM SANTA RITA, em GUARULHOS. O crime aconteceu ontem à noite. Ele chegava em sua residência quando foi atacado pelos criminosos. O sargento foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A violência que faz parte do cotidiano dos paulistas fez, ontem à tarde uma nova vítima: o professor VAGNER RODRIGUES DA GRAÇA, de 39 anos, foi assassinado a poucos metros do colégio onde lecionava Sociologia, em DIADEMA, no ABC. O crime aconteceu por volta das 17:40 horas nas proximidades da Escola Estadual EVANDRO ESQUIVEL, na VILA NOGUEIRA, na qual ele trabalhava. Segundo a Polícia Civil, VAGNER recebeu um tiro no peito efetuado por um motoqueiro, ainda não identificado, enquanto falava ao celular, no momento em que verificava o seu carro, estacionado a poucos metros da escola.

A UCRÂNIA anunciou hoje ter capturado dez soldados russos em seu território. Além disso, um ataque de um helicóptero russo matou quatro guardas de fronteira ucranianos, o que pode complicar ainda mais as relações entre os países. Os incidentes ocorreram horas antes do encontro entre o presidente ucraniano, PETRO POROSHENKO, e seu colega russo, VLADIMIR PUTIN, em meio ao pessimismo de uma resolução para o conflito entre o governo central de KIEV e os separatistas pró-MOSCOU no leste do país.

O presidente palestino, MAHMOUD ABBAS, confirmou hoje ter chegado a um acordo com ISRAEL para um cessar-fogo permanente na FAIXA DE GAZA. O pacto de paz foi confirmado pelo Ministério de Relações Exteriores de ISRAEL e começou a valer às 19 horas locais. Ele prevê também a abertura das fronteiras de GAZA para liberar a entrada de ajuda humanitária e de materiais de construção no enclave palestino. Conversas sobre outras questões serão retomadas um mês após o início da nova trégua.                 

Mais de 1.880 imigrantes ilegais morreram neste ano ao tentar chegar à EUROPA pelo MEDITERRÂNEO, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados – ANCUR. Também hoje, a Marinha italiana anunciou que 24 corpos, e não seis como anunciado, foram encontrados após o naufrágio, no domingo, de uma embarcação com imigrantes na costa líbia. Também foram encontrados no domingo 18 corpos a bordo de uma embarcação à deriva ao sul da ilha italiana de LAMPEDUSA, ao lado de 73 sobreviventes.



2 015  :     -      QUARTA-FEIRA      
Estou hospedado no ALVES HOTEL, situado à Rua 24 de dezembro, 1236, no Centro de MARÍLIA. O ALVES HOTEL proporciona aos seus clientes, tranquilidade, lazer e muito conforto. Sou muito bem atendido pelos dirigentes do hotel e, às 7:30 horas, estou tomando delicioso café em suas dependências. Enquanto aguardo a chegada do 1º SARGENTO PM FLORISBELO e do CABO PM TORRES, que irão me conduzir de volta a GUARULHOS, leio o jornal da cidade que traz uma reportagem sobre o evento de ontem no quartel do 9º BPMI. Os próprios atendentes do hotel comentam comigo esse acontecimento histórico.
Deixo MARÍLIA por volta das 9 horas. Ontem criamos o 42º NÚCLEO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC e nomeamos como seu presidente o próprio Comandante do 9º BPMI.
O retorno para GUARULHOS é cansativo. Mas tudo transcorre muito bem e devo gratidão ao motorista CABO PM TORRES, e ao 1º SARGENTO PM FLORISBELO pela gentileza que demonstraram para com a minha pessoa.
Durante o trajeto vou atendendo às mensagens do WHATS APP sobre os preparativos para a comemoração do 101º aniversário do CAPITÃO PM BENEDITO MONTEIRO, marcada para o sábado, dia 29. LUCIANA VILELA demonstra muito interesse no sucesso dessa homenagem.
Chego em casa por volta das 4 horas. Procuro descansar. Vejo as promoções dos oficiais, publicadas com o atraso de um dia.
LUCINDA está preocupada com seu bisneto IAGO. O menino é superativo e ela acompanha todos os seus passos. O PAULO CÉSAR leva sua avó até o PARQUE SÃO JORGE, a fim de comprar uma entrada para o jogo CORINTHIANS x SANTOS, na noite desta quarta-feira. As pessoas idosas têm abatimento de 50% na compra da entrada. PAULO CÉSAR irá assistir o jogo no ITAQUERÃO nesta noite.  
DIÁRIO OFICIAL DE 26 DE AGOSTO DE 2015:
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR Decretos de 25-8-2015 Promovendo: nos termos do Dec. lei 13.654-43 e suas alterações, os seguintes Oficiais da Polícia Militar do Estado: a contar de 25-8-15 QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES – QOPM ao posto de Tenente-Coronel PM, por antiguidade, os Majores PM: 840880-7 Fernando Marcos Pedroso de Carvalho, do 54º BPM/I; 812729-8 Celso Aparecido Rodrigues, do 27º BPM/M; 862749-5 André Luiz de Oliveira, do 49º BPM/M; 852004-6 Alexandre Wellington de Souza, do 38º BPM/I; 852113-1 Rogério César de Paula Brambilla, da APMCMSP; 852080-1 Marcelo Antônio Jerônimo de Melo, do CPI-3; 852060-7 Jefferson Bastos, do 27º BPM/I e 852030-5 Clécio Tadeu da Silva, da DL. ao posto de Tenente-Coronel PM, por merecimento, os Majores PM: 851729-A Durval Silvano Gasparini, do CPA/M-7; 852018-6 Carlos Eduardo Fanti, do 19º BPM/I; 860511-4 Cícero Lázaro Ferreira Barbosa Júnior, do 35º BPM/I; 862771-1 Edson Suezawa, do CPI-6; 852042-9 Eduardo Rangel, do 17º BPM/M; 841684-2 Alexandre Laterza, do 29º BPM/M; 852033-0 Eddy Antônio Carvalho Júnior, do CPC; 852074-7 Luiz Gonzaga de Oliveira Júnior, do 2º BPChq; 884199-3 Marcos de Castro Simanovic, do CPAmb; 864057-2 Luiz Alberto Rodrigues da Silva, do 11º GB; 862800-9 Marcelo Miranda de Santana, do CPC; 884192-6 Valdir Pavão, do 1º GB; 862769-0 Edison Ramos de Quadros, da ESB; 862786-0 Ironcide Gomes Filho, da Correg PM; 883533-A Márcio Streifinger, do CPChq e 862761-4 Celso Antônio Catalano Feliciano de Oliveira, do CIAF. ao posto de Major PM, por antiguidade, os Capitães PM: 910303-1 Marcelo Perin Monteiro, do 17º BPM/I; 872305-2 Marcelo César Cancian, do GRPAe; 891268-8 Rodolfo José Rolim Potenza, do 6º BPM/I; 891234-3 Alexandre Espíndola Cardoso Ledo, do 3º BPM/M; 891310-2 Welington Leite Protásio, do CPA/ M-12; 891295-5 Marcos César Pereira, do 44º BPM/M; 871010-4 Edson Ribeiro Batista, do 8º BPM/M; 910285-0 Douglas Haruki Kiryu, do 11º BPM/M; 891286-6 Cícero da Silva Pires, do 45º BPM/M e 891307-2 Tibério Bonifácio, do 46º BPM/I. ao posto de Major PM, por merecimento, os Capitães PM: 923855-7 Márcio Macedo Feitosa, da Correg PM; 901322-9 Márcio Albuquerque de Toledo Piza, da D Tel; 920484-9 Joseane Monteiro dos Santos, do 2º BPTran; 920482-2 Sandra Aparecida Poltronieri de Souza, do Gab Cmt G; 920483-A Eliana Souza Golini, do 51º BPM/I; 920475-0 Cleonice Alves da Silva, do C Com Soc; 920476-8 Adriana Duch Machado, do 54º BPM/I; 891261-A Arthur Grandino Júnior, da Coord Op PM; 920488-1 Márcia Cristina Cristal Gomes, do 9º BPM/I; 891281-5 César Augusto Sampaio Terra, do CPI-6; 891299-8 Guilherme dos Reis Patrício, do CSM/M Tel; 920479-2 Fernanda Silva Barbosa de Melo, do CPI-4; 891458-3 Cláudio Rogério Ulhoa Cintra, da APMBB; 920471-7 Renata Fassina, do 10º BPM/I; 910300-7 Walmir Magalhães de Sales, do GBMar; 891291-2 Luís Fernando Guillon Pinto, do 4º BPM/M; 882203-4 Renato Ramos, do CPI-4; 872730-9 Raquel Cândido da Rosa, do 16º BPM/M; 910295-7 Helmer Kaffer, do CBM; 910289-2 Fábio Paganotto Carvalho, do 9º BPM/M; 891311-A Luiz Sérgio Mussolini Filho, do 38º BPM/I e 910288-4 Fernando de Agrella, do CPI-7. ao posto de Capitão PM, por antiguidade, os PrimeirosTenentes PM: 100400-0 Carlos Eduardo Guara Carrilho, do 5º BPRv; 100360-7 André Luiz Figueiredo Zaccaro, do 2º BPChq; 100391-7 Fernanda Angélica Reigota do Amaral, da DFP; 100287-2 Paulo Roberto Reis Teixeira de Souza, do 11º GB; 991463-3 Antônio Messias dos Santos Neto, do 33º BPM/I; 100281-3 Felipe de Lima Simões, do 8º BPM/M; 100349-6 Miller Moschim Crepaldi, do 17º BPM/I; 100282-1 Rachel Campos Cursino Siqueira, do 39º BPM/M; 100300-3 Helington Ilgges da Silva, do 36º BPM/I; 912496-9 Vanderlei Corrêa Alves, do 43º BPM/I; 876895-1 Enoque dos Santos, do 39º BPM/I; 100340-2 Henrique Augusto Calderaro, do 5º BPM/I; 100329-1 Adilson Naresi Rodrigues Caraca, do 3º BAEP; 904982-7 Sérgio Ricardo Vasconcellos, do 6º GB; 991654-7 Luiz Fernando Beltrame Ferraz, do 1º BPM/M; 101616-4 Matheus Gama Teixeira, do 14º BPM/I; 100385-2 Eder Viera Bueno, do 5º BPRv; 100266-0 Gustavo da Cruz Oliveira, do 1º BPM/M; 100326-7 Norberto Marsola Filho, do CPI-4; 100353- 4 Ubirajara Montebello Passos, do 43º BPM/I; 100396-8 Aline Stavare Leal, do C Med; 100268-6 Paulo César Sanchez, da ESSd; 961702-7 Alexandra Silva Jardim, do CPI-1; 100393-3 César Augusto Pinheiro Kriunas, do CPI-3; 100338-A Marcelo Bueno Bernoldi, do 32º BPM/M; 100342-9 Sandro dos Reis Alves, do 43º BPM/I; 100377-1 Osvaldo Rodrigo Guarizo, do 49º BPM/I; 100310-A Paulo Barbosa Siqueira Filho, do 1º BPRv e 100278-3 Ricardo Santos Medeiros, do CPA/M-11. ao posto de Capitão PM, por merecimento, os PrimeirosTenentes PM: 100336-4 Rodrigo Barazza de Paula, do 19º GB; 101620-2 Alisson Bordwel da Silva, do RPMon; 100277-5 Henrique Urbano Hanser Salles, da C Mil; 100276-7 Fernando Camargo Benitez, do 16º BPM/I; 961453-2 Adro Luciano Gusmão Castelane, do 6º BPM/I; 100362-3 Lilian Cristina Caporal, da D Tel; 100311-9 Alexandre Kihara de Campos, do 25º BPM/I; 100288-A Lurela Alice Kurachi Ferrini, do 10º GB; 100313-5 Luiz Carlos Pereira Júnior, do CBI; 941812-1 Paulo Gilberto Giordano, do 4º BPRv; 100350- 0 Fernando Mancano, do 13º GB; 990230-9 Adbeel Pregentino Prado, da Correg PM; 970003-0 Adriana Oliveira Silva Sérvio, do 23º BPM/I; 100354-2 Janaína Carla Lourenço de Andrade, do 8º BPM/M; 964418-A Marcos Bonzanini, do 3º BPAmb; 880490-7 Márcio Castro Roberto, do CSM/AM; 100344-5 Marcos Paulo de Paiva, do CIPM; 100292-9 Luciano Eugênio Rabello, do CPA/M-2; 100398-4 Patrícia de Cássia dos Santos, do Gab Cmt G; 100327- 5 Marcelo Ribeiro de Almeida, do CPI-8; 100265-1 Rodrigo da Silva Vianna, do 8º BPM/M; 100359-3 Renato Leão Alves de Souza, do CPChq; 100363-1 Letícia Marestoni, do 4º BPM/I; 100295-3 Flávia March Ciampone, da ESSgt; 100294-5 Fernanda Carolina Flório Marques, da DP; 100368-2 Márcio Nogueira, do 23º BPM/M; 100322-4 Erivaldo Pereira do Nascimento, do 15º BPM/I e 100355-A Fernanda Pane Rodrigues Rosa, da DP. ao posto de Primeiro-Tenente PM, por antiguidade, os Segundos-Tenentes PM: 132433-A Vinícius Brock Fullmann, do 1º BAEP; 105684- A Hermes Veiga Casanova, do 6º BPM/I; 106366-9 Sílvio de Oliveira Zandonadi, do 42º BPM/I; 138845-2 Carolina Ribeiro Borges, do 7º BPM/M; 107722-8 Adriano Henrique de Carvalho, do 44º BPM/I; 100950-8 Vanessa Andrea Fernandes, do 1º BPRv; 120743-1 Ângela Maria Rocha Hanesaka, do 9º BPM/M; 130816-5 Rafael Alarcão Alves Teodoro, do 53º BPM/I; 138899- 1 Erica Ramalho de Macedo, do 9º BPM/M; 110327-0 Elias Domingos Gomes, do 5º BPM/M; 119516-6 Maurício Pedro Santos, do 53º BPM/I; 120838-1 Francine Lopes Almeida Vidal, do 8º BPM/M; 138865-7 Danilo Corleto de Oliveira, do 5º BPM/M; 120840-3 Fúlvia Guisini Simões, do 6º BPM/I; 120733-4 Aline Francisquini Ribeiro, do 4º BPM/M; 138889-4 André Luiz Pavan dos Santos, do 8º BPM/M; 105149-A Daniel Pires Zambaldi, do 53º BPM/I; 138882-7 Rafael Greatti Viana, do 42º BPM/M; 130348-1 Daniel Bissaro de Carvalho, do 33º BPM/I; 138874-6 Bruno Sotopietra Tertuliano, do 37º BPM/I; 971486-3 Clóvis de Oliveira Campos Neto, do 5º BPM/I; 138878-9 Carlos Felipe Dalan Campanari, do 28º BPM/I; 119439-9 Davi Carlos de Souza Queiroz, do 12º BPM/M; 126470-2 Claiton de Almeida Rocha, do 44º BPM/M; 115633-A Boanerges de Miranda Santos, do 36º BPM/I; 138873-8 Felipe Pacheco Silva Cabanas, do 12º BPM/M; 138897-5 Débora Dantas Jerônimo dos Santos, do 42º BPM/I; 138898-3 Sellis Christine Silva Spinola, do 39º BPM/I; 138885-1 Guilherme Gimenez Maschio, do 50º BPM/I; 138853-3 Thaís de Andrade, do 21º BPM/M; 103471-5 Ederson Silva Balduino, do CPA/M-7; 138855-0 Beatriz Marie Montovam Busnardo, do 31º BPM/M; 121091-2 Paula Fernandes Labrichosa, do 46º BPM/M; 119458-5 Fabiano Soares Dias Fernandes, do 42º BPM/I; 138868-1 Marcos Antônio Machado Júnior, do 25º BPM/I; 138866-5 Thiago Santana da Silva, do 43º BPM/M; 138887-8 Rodrigo Passagem Luiz, do 33º BPM/I; 138886-0 Gustavo Vieira Hornink, do 43º BPM/M; 980329-7 Marcos Paulo Martins de Sousa, do 25º BPM/I; 138880-A Felippe de Holanda e Silva, do 7º BPM/M; 128224-7 Leonardo Carneiro de Oliveira, do 17º BPM/M; 138876-2 Bruno Marcel Biffi, do 10º BPM/I; 138900-9 Vitor Penteado Chaves, do 11º BPM/I; 138872-0 Guilherme Diego Gomes Febronio, do 51º BPM/M; 138857-6 Talita Lemos Rodrigues, do 21º BPM/M; 138856-8 Beatriz Costa Miscow, do 13º BPM/M; 138895-9 Vinícius Marcondes Thut Medeiros, do 49º BPM/I; 138870-3 Victor Tenore Rocha, do 10º BPM/M; 128344-8 Murillo Rinaldi Amendoeira, do 45º BPM/M; 138859-2 Cristiane Ramos do Nascimento Soares da Silva, do 17º BPM/M; 138850- 9 Priscila Castro de Souza, do CPD; 138863-A Pedro Henrique Borges Marques, do 42º BPM/M; 100835-8 Ana Paula Arruda Silva, do 45º BPM/I; 138849-5 Liliam Pinheiro Lira, do 21º BPM/I; 138877-A Gabriel Huerte Diniz, do 45º BPM/M; 138930-A Rodrigo Pezzuol Gomes, do 5º BPM/I; 138928-9 Francine Gabrielly de Toledo Vaz Motta, do 48º BPM/M; 117932-2 Josiane Catanho da Silva, do 33º BPM/M; 950150-9 André Giuliano Risso Bovolon, do 14º BPM/M; 138881-9 Rodolfo Arcos e Prazeres, do 22º BPM/M; 138862-2 Henrique Felisoni Squassoni, do 24º BPM/M; 135399-3 Rafael Queiroz Marchini, do 19º BPM/M; 138896-7 Denis Boschi, do 49º BPM/I; 132413-6 Caroline Oliveira Akamine, do 6º BPM/M; 138852-5 Thaissa Barbalho Teixeira, da Correg PM; 138884-3 Luiz Carlos Alves de Melo, do 1º BPAmb; 135438- 8 Giulio Bellicanta Ribas, do 10º BPM/M; 138871-1 Sérgio Rodrigo Lozovoi, do 22º BPM/M; 138847-9 Juliana Inácio Maldonado, do 33º BPM/M; 138894-A Augusto Ramon Arias Penteado, do 35º BPM/I; 138864-9 Marcos Felipe Alves de Melo Andrade, do 22º BPM/M; 138858-4 Amália Paci Pereira, do CPI-5; 138875-4 Bruno Santos Simões, do 24º BPM/M; 138879-7 Pedro Henrique Almeida Altomare, do 14º BPM/I; 138929-7 Luiz Dionísius de Miranda Reis, do 3º BPChq; 138891-6 Rodrigo Monteiro Alves, do 37º BPM/M; 118084-3 Alberto Vinícius Caldeira Lima, do 44º BPM/M; 136156-2 Andrew Sguassabia, do 30º BPM/M; 108619- 7 Paulo Henrique de Jesus da Silva, do 48º BPM/I; 138848-7 Rita de Cássia Cotecheski, do 23º BPM/M; 138867-3 Fellipe Lopes Razuk, do 21º BPM/I; 138892-4 Henrique Moretti da Silveira Guedes, do 21º BPM/I; 138890-8 Douglas Piaui da Silva, do 14º BPM/I e 135418-3 Caio Augusto de Souza David, do 14º BPM/I.
QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE - MÉDICOS ao posto de Tenente-Coronel Médico PM, por antiguidade, o Major Médico PM: 870923-8 Paulo Mitsuru Matsuo, do C Med. ao posto de Capitão Médico PM, por antiguidade, o Primeiro-Tenente Médico PM: 118047-9 Márcio Augusto Tamura Ferrazzi, do CPI-7. ao posto de Capitão Médico PM, por merecimento, o Primeiro-Tenente Médico PM: 118044-4 Elinaldo de Carvalho, do C Med. ao posto de Primeiro-Tenente Médico PM, por merecimento intelectual, os Segundos-Tenentes Médico PM: 147016-7 Guilherme Jardim Okazaki, do C Med; 147017-5 Jader Joel Machado Junqueira, do C Med; 147014-A Camila Campos Grisa Padovese, do C Med; 147012-4 André Luiz Natalio Dias, do C Med; 147010-8 Álvaro José Faria de Souza, do C Med; 147011-6 Ana Carolina Kotinda Bennemann, do C Med; 147015-9 Fábio Yoshiaki Tanno, do C Med; 147019-1 Renata Souza Curi, do C Med; 147018-3 Jair Baron Júnior, do C Med; 147013-2 Andréa Yasbek Monteiro Varella, do C Med; 147009-4 Alice de Queiroz Constantino Miguel, do C Med; 149739-1 Elton Yoji Kanomata, do C Med; 149746-4 Bruno Barros Pinto Borges, do C Med e 149738-3 Danilo Vendrame Vivas, do C Med.
QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE - DENTISTAS ao posto de Tenente-Coronel Dentista PM, por merecimento, o Major Dentista PM: 832284-8 Noel de Souza Diniz Júnior, do C Odont. ao posto de Major Dentista PM, por merecimento, o Capitão Dentista PM: 860261-1 Celso Komoguchi Ogata, do C Odont. ao posto de Capitão Dentista PM, por antiguidade, o Primeiro-Tenente Dentista PM: 924788-2 Mariângela Baptistussi Guimarães, do 15º BPM/I.
QUADRO DE OFICIAIS DE SAÚDE - FARMACÊUTICO ao posto de Primeiro-Tenente Farmacêutico PM, por merecimento intelectual, os Segundos-Tenentes Farmacêutico PM: 147022-1 Débora Thaís Moreira Trajano, do C Med e 147021-3 Adriana Aparecida Querubin Cardoso, do C Med.
QUADRO DE OFICIAIS MÚSICOS-QOM ao posto de Major Músico PM, por merecimento, o Capitão Músico PM: 841450-5 Elias Batista do Nascimento, do C Mus
QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES - QAOPM ao posto de Major QAOPM, por merecimento, os Capitães QAOPM: 822149-9 José Aquiles Brunetti, da C Mil e 822071-9 José Roberto Rodrigues de Alcântara, do CSM/M Int. ao posto de Capitão QAOPM, por antiguidade, os PrimeirosTenentes QAOPM: 882508-4 Walter Carneiro da Silva Júnior, do 20º GB; 865019-5 Dagner Machado Neves, do 44º BPM/I; 889428-A Claudinei Guilherme, do CPA/M-3; 886981-2 Pedro Alexandre Aparecido Gonçales, do 27º BPM/I; 865358-5 Eduardo Wai, do CPI-6; 894554-3 Paulo Sérgio de Rossi, do 14º GB; 873197-7 Luís Carlos Sturaro, do CPI-8; 912178-1 Sidney Marcondes Paula Ribeiro, do CPA/M-12; 865362-3 Erci Reimberg, da ESB; 891508- 3 Neilon Gonçalves de Souza, do PMRG; 802520-7 Rudnei de Souza Reis, do DSA/CG; 843122-1 Antônio Carlos da Silva, do 37º BPM/M; 900467-0 Sérgio Tassin, do 38º BPM/I; 914401-3 Robson Dias Pereira, do CBM e 877021- 2 Antônio Aparecido Alves da Cunha, da ESSd. ao posto de Capitão QAOPM, por merecimento, os Primeiros-Tenentes QAOPM: 892557-7 Ademir Antônio Minani, do 13º GB; 886739-9 Erick Tadeu do Prado, do CPD; 885399-1 Fernando Rodrigues Kobal, do 5º BPM/I; 886497-7 Carlos Roberto Rodrigues, do CPI-8; 885756-3 Benedito Carlos de Jesus, do CBI; 904598-8 Rafael Donizete da Silva Vieira, do CPI-6; 892961-A Sebastião Alves Sampaio, do 51º BPM/M; 890747-1 Jorge Paulo Lino Rodrigues, da APMBB; 913269-4 Jonshon Kenedy Rodrigues, do CPI-2; 862388-A Valter Aparecido do Nascimento, da Correg PM; 914495-1 Alexandre César Sganzerla, do 10º GB; 880185-1 Benjamim Alves de Oliveira Filho, do C Odont; 920249-8 Cristiano dos Santos Amorim, do 17º BPM/M e 894558-6 Luiz Coutinho Cairolli, do CCB. ao posto de os Primeiros-Tenentes QAOPM, por antiguidade, os Segundos-Tenentes QAOPM: 930960-8 Ana Paula Pereira da Silva, do CPA/M-4; 887179-5 Vanderlei Antônio Brida, do CRPM; 941319-7 Jaco de Andrade Alves, do 48º BPM/I; 976068-7 Ledilson Ciriaco da Costa, do CPA/M-10; 951380-9 Marco Antônio Machado, do EM/PM; 975839-9 Rodrigo Sanches Claro, do CSM/MM; 861215-3 Manildo Cardoso da Costa, do CPC; 942763-5 Josias José Correa, do CPC; 961029-4 Lealdo Alves Machado, da ESB; 876598-7 Marines Luziano Montoza dos Santos, do CIAF; 920552-7 Rudge Chriguer, do CPC; 960114-7 Israel Duarte Jurado, da PM-1; 975582-9 Anselmo Ravacci de Oliveira, do CIAF; 901053-0 Marcos Fornazare, do C Med; 940518-0 João Borges de Andrade, do 3º GB; 894532-2 Marcelo Novaes Ribeiro, do 11º BPM/M; 962239-0 Mauricéia Cavalheiro Maia, do CPA/M-8; 912413-6 Hemerson de Souza Lima, do 3º BPChq; 971153-8 Paulo Sérgio de Angelis, do 2º BPChq; 973051-6 Cícero Curvelo de Almeida, do 1º BPAmb; 884431-3 Vanderlei Pereria de Souza, do 8º BPM/M; 970137-A Elisangela de Oliveira Nogueira, do CIAP; 963829-6 Evandro Lopes, do 28º BPM/I; 974084-8 Cristiano Garcia Carvalhães, do CSM/M Int; 964271-4 Antônio Araújo dos Santos, do 34º BPM/I; 975564-A Paulo de Sousa Pinheiro, do CPA/M-2; 922315-A Luís Alexandre Eloi Maciel, do 49º BPM/M; 966467-0 Veridiana Cavallieri, do PMRG; 893502-5 Paulo Franklin Farias de Freitas, do 44º BPM/M; 963133-0 José Francisco dos Santos Filho, do CSM/M Tel; 973259-4 Wagner Elias Bueno, do 4º BPM/M; 963725-7 Osvaldo Onofre do Bonfim Filho, do 24º BPM/M; 934035-1 José Marculino da Silva, da APMBB; 965677-4 Flaviano Lopes Alves, do 35º BPM/M; 920081-9 Alexandre Justo de Almeida, do 4º GB; 941883-A Eduardo da Silva Teixeira, do CPA/M-12; 930259-0 Valdecir Aparecido Araújo, do 48º BPM/I; 884598-A José Nilton Tardin, do 33º BPM/M; 960581- 9 Raquel Rosa Costa, do 3º BAEP; 950871-6 Sílvio Luiz Ferreira, do 30º BPM/M; 930206-9 Luciano Araújo, do 20º BPM/I; 862406- 2 Francisco Aparecido de Souza, do 36º BPM/M; 943308-2 João Henrique Ribeiro de Almeida, do 50º BPM/M e 904748-4 Nelson Aparecido Pinheiro, do 23º BPM/I.

 Nos termos do Dec. lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, por merecimento, o Tenente-Coronel PM 862733-9 Marcelino Fernandes da Silva, da Correg PM. Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção, o Coronel PM 862733-9 Marcelino Fernandes da Silva, no CPA/M-3. Transferindo, por conveniência do serviço, os Coronéis PM: 822368-8 Marco Aurélio Alves Pinto, do CPA/M-3 para o CPI-2, mantendo-o adido ao EM/E; 851999-4 Reynaldo Priell Neto, do CPC para a APMAL; e 862727-4 Jaime Gardenal Junior, do CPI-2 para o CPC.

Secretário estabelece recompensa de R$ 50 mil para prender criminosos que atiraram em soldado da PM
O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, fixou em R$ 50 mil o valor a ser pago a quem fornecer informações que levem à identificação dos envolvidos na tentativa de homicídio contra a soldado da Policial Militar Adriana da Silva Andrade, atingida por um tiro de fuzil na manhã desta quarta-feira (26 de agosto) por bandidos que explodiram um caixa eletrônico na Avenida das Nações Unidas, na Vila Leopoldina.
Adriana, de 29 anos, estava em patrulhamento. Foi encaminhada ao Hospital das Clínicas, onde foi operada e permanece internada em estado grave.
A fixação da recompensa está prevista pela Resolução SSP-43, de 6 de maio de 2014. O valor é o mais alto entre as recompensas oferecidas pelo Governo do Estado para a resolução de crimes ou encontro de foragidos da Justiça. 

O Rio de Janeiro tem uma história riquíssima no que diz respeito as mudanças decisivas no país, não vai ser agora que será diferente, todos os cariocas, funcionários, empresários, comerciantes, profissionais liberais, estamos no mesmo barco, todo o nosso esforço está sendo tirado mensalmente e mandado para financiar países comunistas da África, América Latina e Caribe. Vamos PARAR O RIO NA QUINTA FEIRA, CHEGA DE SER ROUBADO, grite FORA PT. Juntos somos cada vez mais fortes!
*Irmãos intervencionistas tbm são bem vindos, temos o mesmo inimigo em comum. Brasil acima de tudo e de todos e que Deus nos abençoe. Amém

O SANTOS está classificado para as quartas de final da COPA DO BRASIL. Só isso já seria motivo de muita alegria para a torcida. Mas a maneira como o time chegou lá deixou tudo mais bonito. Depois de vencer o CORINTHIANS na VILA BELMIRO (2 a 0), o PEIXE fez 2 a 1 hoje, no ITAQUERÃO, manteve a hegemonia do duelo nesta temporada e eliminou seu maior rival. Esta foi a terceira vitória do Alvinegro praiano em quatro partidas neste ano - um empate no Paulistão, duas vitórias na COPA DO BRASIL e uma no BRASILEIRÃO. Com o resultado, o técnico DORIVAL JÚNIOR manteve o impressionante retrospecto com o SANTOS em jogos de mata-mata: esta foi a 10ª classificação em 11 confrontos.
GABRIEL JESUS tem apenas 18 anos de idade e subiu para o profissional neste ano, mas já faz estrago de gente grande. No dia em que o PALMEIRAS completou 101 anos, o camisa 33 marcou duas vezes e deixou a defesa do CRUZEIRO maluca na vitória do VERDÃO por 3 a 2 sobre a RAPOSA. com os 2 a 1 a favor no jogo de ida, o ALVIVERDE só ratificou sua passagem para as quartas de final da COPA DO BRASIL.
ROGÉRIO CENI jamais ganhou a COPA DO BRASIL. É o único troféu que falta na galeria do goleiro. Hoje, o sonho da inédita taça poderia ter morrido no CASTELÃO, em FORTALEZA. Mas haverá uma segunda chance. Com um gol de pênalti na vitória por 3 a 0 sobre o CEARÁ, ele ajudou o SÃO PAULO a evitar mais um vexame em meio ao momento turbulento vivido pelo clube. O time está nas quartas-de-final - havia perdido no MORUMBI por 2 a 1.
Campeão do ano passado, o ATLÉTICO MINEIRO deu adeus ao sonho do bi da COPA DO BRASIL. Hoje, o GALO perdeu de virada para o FIGUEIRENSE, por 2 a 1. Como havia empatado o jogo de ida, foi eliminado.
Se, no Campeonato Brasileiro, o VASCO faz péssima campanha, na COPA DO BRASIL, principalmente, nos clássicos com o FLAMENGO, a história é outra. Hoje, no MARACANÃ, o clube de SÃO JANUÁRIO segurou o empate em 1 a 1 com o MENGÃO e avançou às quartas-de-final.
Ainda hoje, o FLUMINENSE venceu o PAYSANDU, fora de casa, pór 2 a 1, e garantiu sua vaga - repetiu o placar do primeiro confronto.

A PM ADRIANA DA SILVA ANDRADE, de 29 anos, foi atingida por um tiro de fuzil na cabeça, disparado pelo integrante de uma quadrilha que havia explodido um caixa eletrônico na CEAGESP, zona oeste da capital.
A Secretaria de Segurança Pública ofereceu 50 mil reais de recompensa para quem der informações sobre os bandidos.
Segundo a polícia, cerca de dez homens renderam um vigia do portão 12 do entreposto da VILA LEOPOLDINA e seguiram até o frigorífico SERBOM, onde estava o terminal.
Enquanto um dos ladrões mantinha o funcionário na guarita, outros três explodiam o equipamento do BRADESCO. Ao mesmo tempo, integrantes rendiam os motoristas que chegavam ao local para descarregar mercadorias.
Durante a ação, por volta das 2:30 horas, um quinto assaltante avisou os comparsas da chegada de uma viatura da PM.
A soldado ADRIANA e o CABO SANTANA faziam patrulhamento de rotina pela Avenida NAÇÕES UNIDAS e não sabiam da ocorrência na CEAGESP. Ao serem vistos pelos bandidos, foram surpreendidos por disparos de fuzil. Um dos tiros atingiu a cabeça da policial, que perdeu massa encefálica e foi levada ao Hospital das Clínicas. Ela passou por cirurgia e seguia internada hoje em estado grave.
Também hoje, um policial civil foi baleado e morto durante um assalto em PIRITUBA. Segundo a PM, a vítima, que chegou a ser socorrida a um pronto-socorro da região, teve sua motocicleta roubada.

Em rápida votação no plenário, com duração de 7 minutos, a recondução do procurador-geral da República RODRIGO JANOT foi aprovada com 59 votos a favor, 12 contrários e 1 abstenção. Na Comissão de Constituição e Justiça, após uma sabatina de mais de 10 horas, com direito a bate-boca com o senador FERNANDO COLLOR, seu desafeto declarado, a recondução tinha sido decidida por 26 votos a 1. Na abertura de sua sabatina, JANOT afirmou que há um "amadurecimento de instituições" e que o seu trabalho à frente do Ministério Público Federal foi desenvolvido com isenção ao longo desses dois anos.
Questionado pelo senador ÁLVARO DIAS, o procurador-geral negou a existência de um "acordão" com o governo de DILMA ROUSSEFF e chamou esse tipo de acusação de "factóide". Ele disse que, para fazer um eventual "acordão", teria de combinar com 20 colegas procuradores que o auxiliam e com os delegados da Polícia Federal que investigam políticos com foro privilegiado.
"Há mais de 36 anos, eu fiz opção pelo direito. Há 31 anos, optei pelo Ministério Público. A essa altura da minha vida, não deixaria os trilhos da atuação técnica para me embrenhar por um processo que não domino e não conheço, que é o caminho da política", afirmou JANOT.
Primeiro a chegar à CCJ, COLLOR acompanhou a sabatina na primeira fila, bem em frente à cadeira de JANOT. Ambos chegaram a discutir após COLLOR ter acusado o procurador de ser "catedrático em vazar informações" de investigados da OPERAÇÃO LAVA JATO. O senador alagoano é um deles.
Em resposta a uma declaração do senador ALOYSIO NUNES, o procurador destacou que o escândalo da PETROBRÁS é o "maior esquema de corrupção com o qual se deparou" e que roubou o "orgulho" dos brasileiros.
O tucano questionou JANOT sobre a suposta participação do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA no esquema. Cobrou do procurador a aplicação ao petista da teoria do domínio do fato. JANOT explicou que ela não dispensa a apresentação de provas. "A teoria permite se alcançar a pessoa que não é o executor, que é o mentor do delito. Mas tem que haver prova. Não pode haver prova transitiva. A investigação está seguindo", explicou.
O também tucano AÉCIO NEVES, derrotado na disputa presidencial em 2014, cobrou de JANOT investigação sobre atos da presidente DILMA ROUSSEFF. O procurador-geral já havia deliberado, nos primeiros pedidos de abertura de inquéritos da LAVA JATO ao STF, que a presidente não pode ser investigada por atos anteriores ao exercício do mandato. Na mesma ocasião, JANOT decidiu não pedir abertura de inquérito para AÉCIO.     

Até agora, ninguém sabe o motivo do maníaco covarde ter atirado e matado os dois>>>
***A repórter Alison Parker, de 24 anos, e o cinegrafista, Adam Ward, de 27 anos, do canal WDBJ-TV, foram atingidos na cidade de Moneta por volta das 6h45 (no horário local).
Vester Lee Flanagan, que utiliza na mídia o nome de Bryce Williams, registrou o disparo e postou em sua Twitter, de acordo com a CNN. Ele tem 41 anos, de acordo com a Associated Press.
Vicki Gardner, da Câmera de Comércio da região, que era entrevistada no momento do crime foi atingida nas costas e passava por cirurgia, segundo a CNN. Ainda não havia informações sobre o estado de saúde dela.
Nas imagens gravadas pelo cinegrafista pouco antes de morrer, é possível ouvir os tiros e ver o momento em que a repórter tenta se esconder dos disparos. A câmera cai, mas ainda registra as pernas do atirador. Logo em seguida e fora do campo de imagem, os gritos da jornalista continuam a ser ouvidos. ***(Via G1) LEIA NO ORIGINAL:   Vester Lee Flanagan: 5 Fast Facts You Need to Know

2 016    :    -     SEXTA-FEIRA
Vamos hoje entregar a MEDALHA DRÁUSIO para nossos associados, logo mais, no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.
Estamos enfrentando alguns problemas sérios e preocupantes: os diplomas não foram registrados no Conselho de Honrarias e Mérito do Palácio do Governo. A funcionária TINA alega que está sem a internet e impossibilitada de registrar os diplomas.  
Chegamos cedo no Obelisco e podemos recepcionar aqueles que serão agraciados com a MEDALHA DRÁUSIO: 
Desembargador Dr. PAULO FERNANDO CAMPOS SALLES DE TOLEDO
Dra. MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM
Sra. JULIANA CRISTÓVÃO DE SOUZA
Major PM SAMUEL DIAS DE OLIVEIRA
3º Sargento PM CLAUDIO APARECIDO DE OLIVEIRA
Major PM IGOR FABIAN TANAKA
ASSOCIATION KOUFRA
SUBOFICIAL FAB ADRIANO DA SILVA
CEL PM GALDINO VIEIRA DA SILVA NETO
3º Sargento PM CLÓVIS DE BARROS OLIVEIRA
Sd. PM ROAN PABLO CUNHA BENEDITO DE ALVARENGA
1º Tenente PM DJENIPHER DELLINE CASTRO BENEDITO DE ALVARENGA
Sd. PM EDINEI LAEDIS SANTOS JUNIOR
Sd PM MACOOT DA SILVA RIBAS
Dr. ADOLFO BOLIVAR SAVELLI
1º Tenente PM FERNANDO BARBO RIBEIRO
Sr. JORGE BAPTISTA CRUZ
3º Sgt PM CARLOS ALBERTO DA COSTA
Cb PM CASSIANO PINHEIRO DA SILVA
Cb PM JORGE SEBASTIÃO DOS SANTOS
Dr. JOSÉ CARLOS BARONE
Dr. JOSÉ ALARICO REBOUÇAS
Cb PM DANIEL ROSALEN
Cb PM CARLOS ALBERTO CABRERA
Cb PM LUCAS ROBERTO GUEDES
PROF LUCIANO HENRIQUE TRINDADE
AL CHQAO PM JACKSON GIOVANI CANDIAN
 Dr. ALESSANDRO DE ROSE GHILARDI
Major PM MENEMILTON SOARES  DE SOUZA JUNIOR
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO passou no Conselho de Honrarias e Mérito e conseguiu receber da TINA os diplomas da DRÁUSIO. Ocorre que estão sem o registro da Sociedade. Serão entregues posteriormente. Durante um bom tempo permanecemos no Obelisco, conversando com os convidados e resolvendo outras situações do MMDC.
Vamos depois para o restaurante CELEIRO DA FAZENDA, para participar do 2º JANTAR DOS “AMIGOS DO MMDC”. Poucas pessoas estão presentes: FERNANDO MORENO, ELZA D`AMBRÓSIO BUSATTO, MARIA LUCIA CAMARGO, MARIA CECÍLIA CATALBIANO PRADO, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, MAGALHÃES e sua esposa SÍLVIA (com seus dois filhos). Apesar das poucas pessoas participantes deste jantar, muitos assuntos importantes são discutidos. São mais de 22 horas quando deixamos o local. MARINEI ainda vai me levar até em casa. Ela tem demonstrado profundo senso de responsabilidade para com a Sociedade.

Poderia ser um circo. Ou qualquer um desses programas escabrosos de televisão. Talvez uma discussão em um bar. Mas a melhor definição dada para as sessões que vão definir o futuro do país, hoje, foi dada pelo próprio RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE DO SENADO,  onde ocorre o julgamento do impeachment da president afastada DILMA.
Em mais um dia de bate-boca, provocações, troca de acusações, RENAN se dirigiu ao presidente do Supremo Tribunal Federal, RICARDO LEWANDOWSKHI, que conduz os trabalhos na Casa, para lamenter: “Vossa excelência está sendo obrigado a presidir um julgamento em um hospício”,afirmou. “O Senado está perdendo, está perdendo a oportunidade de se afirmar como uma instituição democrática. Essa sessão é a demonstração de que a burrice é infinita”, continuou.
A fala antecedeu mais um bate-boca entre os senadores RONALDO CAIADO, e LINDBERGH FARIAS. A discussão começou após FARIAS chamar CAIADO de “desqualificado. ”, que voltou a insinuar sobre os hábitos do petista. “É pior que o BEIRA-MAR (FERNANDINHO BEIRA-MAR, maior traficante de drogas do país). Tem uma cracolândia no seu gabinete”, repetiu.
Irritado, LEWANDOWSKI ameaçou prender os parlamentares caso a troca de farpas continuasse. “Vou usar meu poder de polícia! Vou mandar desligar os microfones. Estamos sem áudio. Vou usar meu poder de polícia para exigir respeito mútuo e recíproco”, disse, para suspender a sessão em seguida. Na volta, após RENAN pedir a palavra e diante de mais uma briga iminente, decidiu antecipar o almoço marcado para às 13 horas. Eram 11:11 horas.
Na saída do plenário, o senador AÉCIO NEVES admitiu que os ânimos exaltados mancham a imagem do Senado e de seus representantes.
Um dia depois de dizer que o Senado não tinha moral para julgar DILMA, a senadora GLEISI HOFFMAN, da tropa de choque do PT, admitiu que ela própria, acusada de receber dinheiro roubado da PETROBRÁS, não poderia estar ali fazendo a defesa da presidente.
“O Senado não tem moral para julgar ninguém porque boa parte está sendo investigada. Como eu vou fazer esse julgamento? Aponto o dedo para uma pessoa e tem três dedos apontados para mim?, perguntou.
Investigada pelo LAVA JATO e denunciada, junto com o marido,o ex-ministro PAULO BERNARDO, no STF, por ter recebido um milhão de reais de propina de contratos firmados entre empreiteiras e a PETROBRÁS, GLEISI pode se tornar ré ainda este mês ou no mais tardar em setembro.
PAULO BERNARDO já responde a processo na Justiça Federal por um esquema de desvios de créditos consignados que ultrapassam 100 milhões de reais. Ele é acusado de corrupção passive, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa. 
                          
Recebido como celebridade entre juízes e desembargadores de Santa Catarina, o juiz federal Sérgio Moro palestrou nesta sexta-feira durante o Congresso Estadual de Magistrados, em Itapema. Tirou fotos, conversou com os participantes e deu até autógrafos. 
O painel não foi muito longo. Por cerca de 20 minutos, Moro falou sobre a corrupção no Brasil e o papel do Judiciário no cenário atual. Depois respondeu perguntas do público, criticou a morosidade dos processos e disse que o Judiciário não conseguirá mudar o país sozinho.
Ovacionado por mais de 200 magistrados presentes, Moro iniciou a palestra relembrando o período da ditadura e do descontrole inflacionário no país – fases que, segundo ele, chegaram a ser vistas como algo natural por quem viveu naquelas épocas. Em seguida, as comparou com a situação atual:
— Esse caso (a Lava-Jato) revela indícios de algo que muitos de nós cogitávamos que era a realidade neste país e talvez seja. E é uma realidade preocupante, um quadro de corrupção sistêmica e que não podemos ter como natural. Há indícios, neste caso, de pagamentos sistemáticos de propina à administração pública — afirma.

O juiz relembrou que muitas testemunhas ouvidas sequer sabiam explicar o motivo das propinas pagas e que a resposta era assustadora: “essa era a regra do jogo”. De acordo com Moro, existia uma norma de que em todo contrato com a Petrobras havia pagamento de propina e isso não era restrito à estatal, mas estava espalhado pela administração pública brasileira:
— Esse quadro, se for verdadeiro, representa aquela naturalização do problema. São fatos que nos deixam assustados.
Em seguida falou sobre a responsabilização de crimes do colarinho branco e sobre a baixa efetividade do sistema penal, que faz com que casos como a Lava-Jato se tornem apenas exceções. 
Segundo o magistrado, mesmo com toda exposição do problema o Congresso e o Executivo não apresentaram propostas para melhorar o quadro atual.


Nenhum comentário: