domingo, 11 de setembro de 2016

10 DE SETEMBRO DE 2016 - SÁBADO

VILA SANTA CATARINA EM 10 DE SETEMBRO DE 2016 - 17º DESFILE
DIA      D E Z       D E      S E T E M B  R O      DE      2 016       -       S Á B A D O.
79 anos, 8 meses e 14 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
64º DIA DO ANO 67º
58 anos e 98 dias na PMESP
57 anos e 210 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 868 dias – 497 724 horas.
53 anos e 3 dias da DECLARAÇÃO A ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 181 dias no Posto de Coronel – 341 meses e 29 dias.
5 anos e 65 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 931 dias CORONEL - 24 anos e 271 dias na reserva.
11 025-264 332                        10 931-257 812                               10 308-258 216.
DIA DE SÃO NICOLAU DE TOLENTINO. Pertenceu à Ordem dos EREMITAS DE SANTO AGOSTINHO e passou a maior parte da vida num convento, recolhido em oração e na mais alta contemplação. Sua vida é repleta de milagres e de fenômenos místicos extraordinários.
DIA DE SANTA PULQUÉRIA. Foi uma imperatriz que viveu no século V em CONSTANTINOPLA. Governou o império bizantino com êxito tendo apenas 15 anos de idade. Ela foi a responsável pela educação de seu irmão, TEODÓSIO II. Sua devoção não a impedia de zelar pelos negócios do governo. Falava corretamente o grego e o latim, que utilizava nos discursos e escritos relativos aos negócios públicos. Morreu em 453.

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
DIA DE CH´ANG-O, DEUSA QUE VIVE NA LUA (MITOLOGIA CHINESA)
DIA  NACIONAL  DA  IMPRENSA
DIA  DO  JORNALISTA

As primeiras publicações brasileiras foram realizadas no final do século XIX pelo jornal de HIPÓLITO JOSÉ DA COSTA, chamado de CORREIO BRASILIENSE. Era editado em LONDRES e trazia idéias que apoiavam a independência. A GAZETA DO RIO DE JANEIRO foi o primeiro jornal a ser impresso no BRASIL, e assim como O CORREIO BRASILIENSE, circulava por todo o País.
O primeiro jornal do MUNDO foi impresso em madeira, no século VII, na cidade de PEQUIM.

1594 a. eleito o PAPA CELESTINO I, 43º PAPA, que sucedeu o PAPA BONIFÁCIO I, em 10 de setembro de 422.
849 a. falece MATILDE DA INGLATERRA, a Imperatriz consorte de HENRIQUE VI da GERMÂNIA e iniciadora da dinastia Plantageneta da INGLATERRA, em 10 de setembro de 1167. Nasceu em 1102.
529 a. nasce o PAPA JÚLIO III em 10 de setembro de 1487. Falece em 1555.
430 a. da colocação no centro da Praça de SÃO PEDRO, no VATICANO, de um obelisco originário do EGITO, durante o pontificado de SISTO V, em 10 de setembro de 1586. 900 homens com 150 cavalos, incontáveis talhas e centenas de metros de corda, tentam por de pé, no centro da PRAÇA DE SÃO PEDRO, em ROMA, o enorme obelisco egípcio de 350 toneladas, com mais de 25 metros de altura e mais de 4 mil anos de idade.
357 a. nasce HENRY PURCELL, compositor britânico, em 10 de setembro de 1659. Falece em 1695.
347 a. falece HENRIQUETA MARIA de FRANÇA, princesa francesa e católica, em 10 de setembro de 1669. Nasceu em 1609.
295 a. da PAZ DE NYSTADT, que põe fim à guerra entre a RÚSSIA e SUÉCIA e a monarquia sueca de então, no dia 10 de setembro de 1721.
276 a. nasce o escritor e poeta português NICOLAU TOLENTINO, em 10 de setembro de 1740. Falece em 1811.
251 a. publicado alvará que abole as frotas e esquadras para o RIO DE JANEIRO e BAHIA, sendo franqueada a liberdade de comercio com todos os domínios, em 10 de setembro de 1765.
219 a. falece MARY WOLLSTONECRAFT, autora pré-feminista inglesa, em 10 de setembro de 1797. Nasceu em 1759.
208 a. do surgimento da GAZETA do RIO DE JANEIRO, primeiro jornal impresso do BRASIL, em 10 de setembro de 1808. Dos prelos da recém-instalada Impressão Régia, saía um pequeno jornal de quatro páginas. Os moradores do RIO ainda sentiam o impacto do desembarque da família real portuguesa, ocorrido seis meses antes  De colônia, o BRASIL passara a ser sede do novo reino, e nesse contexto, o novo jornal ganhava uma função estratégica. Um único funcionário era encarregado de selecionar o que seria publicado, o discreto frade português TIBÚRCIO JOSÉ DA ROCHA, que nos primeiros quatro anos do periódico cuidou de imprimir apenas notícias com o tom que interessava à monarquia luso-brasileira.
Documentos descobertos recentemente permitem traçar ao menos um esboço do perfil do frade. Um deles é o processo do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição de LISBOA, de 1807. FREI TIBÚRCIO nasceu no PORTO, em 1778. Seus antepassados ocuparam funções importantes na estrutura da Inquisição. Foi educado na religião católica. Em um documento conservado pela Cúria Metropolitana do RIO DE JANEIRO, datado de 1829, o frade informa que viera ao BRASIL como capelão da Artilharia. Aos 30 anos de idade, assumiu a função de redator do primeiro jornal impresso no BRASIL.
189 a. da proclamação de SIMÓN BOLIVAR e FRANCISCO DE PAULA SANTANDER como presidente e vice da COLÔMBIA, em 10 de setembro de 1827.
180 a. JOSÉ DA GAMA CARNEIRO E SOUSA, CONDE DE LUMIARES, substitui ANTÔNIO SEVERIM DE NORONHA, DUQUE DA TERCEIRA, MARQUÊS e CONDE DE VILA-FLOR, como primeiro-ministro de PORTUGAL, em 10 de setembro de 1836.
179 a. BENTO GONÇALVES, líder farroupilha, foge da prisão e volta a comandar a rebelião em 10 de setembro de 1837.
177 a. nasce CHARLES SANDERS PEIRCE, filósofo, cientista e matemático norte-americano, em 10 de setembro de 1839. Falece em 1914. 
119 a. nasce OCTÁVIO NOGUEIRA WUTKE, em 10 de setembro de 1897.  Participou da Revolução Constitucionalista de 1932. Integrou a patrulha de reconhecimento do Batalhão RAPOSO TAVARES, na região sul do Estado de MINAS GERAIS, mais especificamente no município de EXTREMA (dados fornecidos pela sua neta ELAINE WUTKE).
119 a. das seguintes notícias veiculadas no DIÁRIO POPULAR de 10 de setembro de 1897: sabemos que tem sido muitos terrenos vendidos nestes últimos dias na aprazível avenida HIGIENÓPOLIS e nas ruas circunvizinhas denominadas MARANHÃO, BAHIA, PIAUÍ, CUBATÃO e outras. Além de terrenos também foi vendido a um gentleman paulista o elegante chalet “VILLA GERMANIA”. HIGIENÓPOLIS, uma vez todo edificado e arborizado há de se assemelhar em beleza ao bairro romano denominado VILA BORGHESE.
Pedem-nos para reclamar providências contra a falta de níquel, do legítimo. Falso há por aí, em penca, e não cobram ágio pelo seu troco.
Vimos hoje em mãos do senhor E. HOLLENDER, uma moeda de dois mil réis, em prata, tal como o governo pretendia mandar fundir, mas que não leve a efeito a sua idéia por falta de dinheiro. As poucas moedas cunhadas estão sendo vendidas por alto preço.
O deputado VERGNE DE ABREU, representante da BAHIA, lavrou parecer favorável ao projeto sobre o divórcio apresentado pelo deputado ERICO COELHO.
O engenheiro doutor NILO DEODATI foi ontem preso à ordem do doutor HYPPOLITO DE CAMARGO, a requerimento de uma criada do mesmo engenheiro, por dívida de salários.
118 a. do assassinato da imperatriz da ÁUSTRIA, ELIZABETH DE WITTELBACH – SISSI – esposa de FRANZ JOSEPH I, pelo anarquista LUIGI LUCCHENI, em 10 de setembro de 1898.  Ela era filha do DUQUE MAXIMILIAN e da DUQUESA LUDOVIKA. Casou-se com FRANZ JOSEPH I em festa que foi considerada o maior acontecimento social do século. 
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 10 de setembro de 1898: o senhor administrador dos correios, doutor MIRANDA HORTA, dignou-se responder à nossa nota local de 29 do mês findo, sobre a insuficiência numérica de pessoal para a venda de selos, dizendo que essa falta apontada foi devido a ter um dos empregados se ausentado para se munir de franquias as quais se lhe tinham acabado.
O CAPITÃO CARLOS DE TOLEDO, sub-delegado de VILA MARIANA, efetuou ontem a prisão do indivíduo de cor preta, FRANCISCO ROSA, que para satisfazer os seus instintos bestiais atentou contra a honra de sua própria filha LUIZA ROSA, menor de 12 anos de idade.
Na povoação de BICA DA PEDRA, município de JAHÚ, deu-se um crime horroroso, de que foi autor JOÃO PEDRO DE ALCÂNTARA. A vítima foi uma infeliz menina de 11 anos de idade, a quem o monstro, além de saciar seus desejos bestiais, espancou-a cruelmente.
Os telegramas relativos à questão de limites entre o CHILE e a ARGENTINA dizem que a imprensa de ambas as repúblicas é favorável ao arbitramento.
O governo italiano, a pedido do governador da província da ERITRÉIA vai mandar para ali estacionar uma força de exército de oito mil homens, a fim de evitar qualquer alteração da ordem naquela colônia.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 9 de setembro de 1889. Por ser domingo, no dia 10 de setembro o DIÁRIO POPULAR não circulou. Damos destaques da edição anterior: dá-se amanhã a inauguração do ramal entre a Avenida e o cemitério do ARAÇÁ. O preço da passagem do Largo do Rosário até o ARAÇÁ ou Rua do PARAÍSO é de 300 réis. É um bom melhoramento não só para os habitantes daquele bairro como para os que freqüentemente visitam o local onde repousam os seus entes queridos,e  ao mesmo tempo um excelente passeio, distando apenas 300 metros da Vila CERQUEIRA CÉSAR, pitoresco sítio, onde todos os domingos tocará uma banda de música.
Queixam-se os moradores da Rua da LIBERDADE de que há quatro meses não é feita ali a visita sanitária. Muitas casas da bela e populosa rua, segundo nos informam, estão exigindo a inspeção médica. Com vistas à diretoria de Higiene.
Escrevem-nos pessoas que têm transações no tesouro que hoje foram àquela repartição encontrando-a fechada. Depois de dois feriados, inda mais este, por causa, dizem-nos de uma eleição no BELENZINHO e SANTA CECÍLIA com a qual nada tem o grosso do pessoal do tesouro. As outras repartições estão abertas e só o tesouro de folga.  
113 a. dos festejos no RIO DE JANEIRO para receber o intrépido aeronauta brasileiro SANTOS DUMONT, em 10 de setembro de 1903. Com o “PAI DA AVIAÇÃO” vieram, no seu vagão reservado, seu irmão, HENRIQUE DUMONT, o colega do JORNAL DO COMERCIO, ERNESTO SENA, alguns estudantes de medicina e da Escola Militar, acadêmicos do RIO que assistiram às homenagens prestadas a SANTOS DUMONT. Foi uma verdadeira ovação o acolhimento que ele teve.
106 a. do primeiro jogo do CORINTHIANS em 10 de setembro de 1910. CORINTHIANS versus UNIÃO DA LAPA (0 a 1). CORINTHIANS: VALENTE, PERRONE, ATÍLIO, LEPRE, ALFREDO, POLICE, JOÃO DA SILVA, JORGE CAMPBELL, FABBI, CÉSAR NUNES e JOAQUIM AMBRÓSIO. O jogo foi disputado na VÁRZEA DA LAPA.
106 a. (WASHINGTON) O departamento de Estado telegrafou ao encarregado de negócios dos ESTADOS UNIDOS no PANAMÁ autorizando-o a desmentir publicamente tudo quanto se tem dito a respeito de intervenção norte-americana (noticia dos jornais em 10 de setembro de 1910).
105 a. o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, de 10 de setembro de 1911 noticia contrabando de relógios no RIO DE JANEIRO. O procurador criminal da República ofereceu denúncia contra STANKE ANDROVICK e LALIFE BAYRA, processados como contrabandistas. A polícia apreendeu na casa deste segundo cento e tantos relógios que ali se achavam depositados para serem vendidos pelo primeiro, que os importou de BUENOS AIRES, sem pagar os impostos. Ambos serão punidos.  
103 a. nasce o ex-embaixador dos EUA no BRASIL, LINCOLN GORDON em 10 de setembro de 1913. Economista e ex-professor de HARVARD, o ex-embaixador alternou a atividade acadêmica com períodos de serviço ao governo, antes e depois dos anos que passou no BRASIL. Entre as funções que exerceu a partir de 1936, quando começou a dar aulas em HARVARD, GORDON presidiu o subgrupo do cobre no WAR PRODUCTION BOARD, que administrou a obtenção de obras primas para a indústria nos EUA durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL; atuou no PLANO MARSHALL para a reconstrução da EUROPA; foi assessor da CASA BRANCA e conselheiro econômico na embaixada americana em LONDRES. De volta a HARVARD nos anos 50, especializou-se em AMÉRICA LATINA e foi um dos formuladores do programa ALIANÇA PARA O PROGRESSO, a resposta do então presidente JOHN KENNEDY à revolução cubana de 1958. Em 1966, regressou do RIO a WASHINGTON para assumir o posto de secretário de Estado adjunto para a AMÉRICA LALTINA, que deixou no ano seguinte pela presidência da Universidade de JOHNS HOPKINS.
102 a. nasce o compositor LUPICÍNIO RODRIGUES, em 10 de setembro de 1914. “Ele é o rei da dor-de-cotovelo. Suas músicas são sempre sobre amores que não dão certo”, comentou o produtor e violonista LUIZ FILIPE LIMA, que fez uma série de shows para LAMARTINE BABO e aproveita os 90 anos do nascimento de LUPICÍNIO para relembrar sua música no CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL, com shows que revisitam sua obra a partir de 7 de setembro de 2004. Diz LIMA que LUPICÍNIO é o “NELSON RODRIGUES da canção brasileira, mas LUPICÍNIO tem também uma riqueza musical muito grande, de um tempo em que as pessoas se esmeravam nas melodias”. Algumas viraram clássicos, como: FELICIDADE, ESSES MOÇOS, NUNCA, VOLTA, VINGANÇA e SE ACASO VOCÊ CHEGASSE, entre outras. Ele também compôs guarânias, choros, marchas e toadas pouco conhecidas em virtude do sucesso dessas outras canções. No dia 7 de setembro de 2004, ZÉ RENATO e RYTA DE CÁSSIA abriram a série com o show FELICIDADE (CONTOS BRASILEIROS), acompanhados de uma rara formação de dois violões (ele e PAULO ARAGÃO) e o violino do francês NICOLAS KRASSIK. No dia 14 de setembro SORAYA RAVENLE e CLÁUDIO BOTELHO cantam com EDUARDO NEVES (sax), ITAMAR ASSIERI (piano), JORGE HÉLDER (baixo) e WILSON DAS NEVES (bateria), fazem NERVOS DE AÇO (PIANO BAR), com o repertório da noite. O terceiro show, CADEIRA VAZIA (CONJUNTO REGIONAL), no dia 21 de setembro de 2004, contém músicas menos conhecidas. A série termina no dia 28 de setembro, com ESSES MOÇOS (O SOM DA GAFIEIRA), com LUCINHA LINS, JORGE MORENO e ELZA SOARES, acompanhados de ZÉ PAULO BECKER, ÉDSON MENEZES, CARLOS MALTA e MÁRCIO BAHIA. A obra de LUPICÍNIO está dispersa. O único registro dele disponível é a caixa de discos que o selo REVIVENDO lançou em 2002.  
97 a. do tratado de paz entre os aliados e ÁUSTRIA é assinado em SAINT-GERMAIN, em 10 de setembro de 1919. O tratado oficializa o fim da PRIMEIRA GUERRA e do Império de HABSBURGO. O texto ainda reconhece a independência de CHECOSLOVÁQUIA, POLÔNIA, HUNGRIA, além do reino da SÉRVIA, CROÁCIA e ESLOVÊNIA.
91 a. nasce dona ANGELINA PLÁCIDO MENDES em 10 de setembro de 1925. Era esposa do senhor ALBERTO MENDES (nascido em 24 de maio de 1924); são os genitores do CAPITÃO PM ALBERTO MENDES JÚNIOR, assassinado por Carlos Lamarca, bandido desertor do Exército. Faleceu em 2012.
86 a. nasce o poeta maranhense FERREIRA GULLAR no dia 10 de setembro de 1930.  GULLAR chegou aos 75 anos escrevendo poesia para crianças, em seu novo livro “DOUTOR URUBU E OUTRAS FÁBULAS”. GULLAR passou a ver o homem como invenção de si mesmo e repensar toda a vida por esse prisma. A idéia norteia uma peça de teatro, um monólogo, que ele levará aos palcos. Parte do princípio de que a tradução da complexidade humana é uma invenção. Considerado o maior poeta brasileiro vivo, escreveu sua carta-testamento em forma de poema o “POEMA SUJO”. Ele passou por MOSCOU  aonde diz que fez um bacharelado em subversão; CHILE, de onde teve de fugir depois da queda de ALLENDE; PERU, onde não conseguiu se adaptar. O “POEMA SUJO” viajou ao BRASIL nas mãos de VINICIUS DE MORAES – gravado numa fita cassete pelo próprio GULLAR. Foi mote para diversas reuniões no RIO. Fez muito sucesso, pela inegável força do poema e por sua carga emocional. Esse frisson levou ao lançamento, em livro, pela Civilização Brasileira, um manifesto deliberado de afronta à ditadura, capitaneado pelo editor ÊNIO SILVEIRA. E a noite de autógrafos, sem o autor, um ato que exigiu a volta do poeta ao BRASIL, foi na antiga livraria RUBAYAT, em IPANEMA, em 13 de setembro de 1976.     
84 a. falece o TENENTE MARIO HILÁRIO DALLARI. Ele partiu de SÃO PAULO integrando o 2º Batalhão da FORÇA PÚBLICA “MARCÍLIO FRANCO”. O TENENTE MÁRIO DALLARI, no dia em que partiu para o “front”, em 13 de julho de 1932, enviou aos seus familiares, em SERRA NEGRA, uma carta em que prenunciava a sua própria morte:
Bendita e adorada mãe, querido pai, inesquecíveis irmãos, sobrinhos e cunhados:
A DEUS peço ter-vos sob sua bendita guarda. Talvez, entes do meu coração, ao chegar estas linhas em vossas mãos, já o meu corpo se corrompa na podridão esfalecedora dos vermes asquerosos, ou talvez ainda eu esteja me batendo pela causa sacrossanta de SÃO PAULO e do nosso amado BRASIL. Se vos endereço esta carta, no dia de minha partida para o “front”, é para pedir-vos perdão pelos desgostos que vos tenho dado e dizer-vos que, se parti para a frente de batalha, não foi por falta de conselhos de meus queridos amigos AURÉLIO LEME DE ABREU, Dr NELSON, ROQUE, dona AINDA e meu tio FERRÚCIO, que me pediram muita prudência para tomar essa decisão.
Parti, porque assim me ordenava o coração e assim exigem os meus brios de paulista e de brasileiro. Levo sobre o meu coração, a medalha que minha abençoada mãe me deu, quando deixei minha casa para servir o Exército.
Se, por desventura, uma bala me ferir e eu tenha tempo, beijarei a imagem do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, da medalha, e pedirei perdão a meu pai, e o SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA, como sendo minha mãe.
Não culpem ninguém por este meu ato. Se eu morrer, sentir-me-ei honrado morrendo por SÃO PAULO e pelo BRASIL. Lembranças minhas aos padrinhos FELIPE e MARIA JOSÉ e aceitem um forte abraço do filho que vos pede a bênção, do irmão, tio e cunhado, MÁRIO. VIVA SÃO PAULO, VIVA O BRASIL. VIVA A DEMOCRACIA. SÃO PAULO, 13 de julho de 1932.    
O bravo serrano MÁRIO DALLARI, que, pela sua coragem e espírito guerreiro, foi logo promovido ao posto de 2º Tenente, morreu a 10 de setembro, quando, comandando um pelotão, tentava a travessia do RIO DAS ALMAS, na região de ITAPETININGA.
Um dos parentes do Dr HÉLCIO, NELLO DALLARI, escreveu o livro SOB O CÉU AZUL DA ESTÂNCIA DE SERRA NEGRA e, nas páginas 63 e 64 narra o episódio do TENENTE MÁRIO DALLARI. Esses dados foram fornecidos pelo doutor HÉLCIO DALLARI JÚNIOR, secretário particular do governador CLÁUDIO LEMBO, no dia 19 de maio de 2006.
75 a. da lei marcial imposta em OSLO como conseqüência dos constantes protestos dos trabalhadores, durante a 2ª Guerra Mundial, em 10 de setembro de 1941.
71 a. nasce o técnico de futebol FRANZ BECKENBAUER em 10 de setembro de 1945.
71 a. do restabelecimento no JAPÃO das liberdades de opinião e imprensa, pelos ESTADOS UNIDOS, em 10 de setembro de 1945.
56 a. da vitória do etíope ABEBE BIKILA, descalço, na maratona da OLIMPÍADA DE ROMA, no dia 10 de setembro de 1960. Descoberto nas montanhas, seu invejável preparo físico era resultado da elevada altitude e do ar rarefeito do lugar onde vivia.
55 a. da morte de dezesseis espectadores e do piloto W. BERGHE DE TRIPS, em um acidente ocorrido no circuito automobilístico de MONZA, ITÁLIA, em 10 de setembro de 1961.
53 a. das anotações feitas em 10 de setembro de 1963. ANO 14º - MÊS 3º - DIA 63º. 4º DIA COMO ASPIRANTE. 5 ANOS E 98 DIAS NA FORÇA PÚBLICA. MARIA fez exames de sangue e fezes no Laboratório do Hospital da CRUZ AZUL e hoje vou buscar os resultados. Como se sabe o Hospital da CRUZ AZUL se situa à Avenida LINS DE VASCONCELOS, no CAMBUCI.
Manhã quente, ensolarada, deixa-me suando nesse passeio que faço até aquele local. Os jornais trazem o desespero do PARANÁ, ardendo em chamas, com inúmeras famílias desamparadas, com algumas centenas de mortos e os perigos de epidemia. É um quadro desolador que causa impressão com a simples leitura apenas.
Após ir à CRUZ AZUL, retorno ao meu lar. Quero agora descansar ao lado de minha mulher e das crianças. Como já disse, estou com essa semana toda de férias, devendo retornar ao CFA somente no dia 16. Hoje li o Diário Oficial e não há nada a respeito da classificação dos aspirantes. Ainda não sei para onde vou. Minha nova Unidade é ainda uma incógnita.
Nessa noite, após jantar, vou até o CFA buscar algumas peças de roupa. Encontro-me com alguns alunos oficiais, principalmente com o IVOLONDON, aluno do 1 CFO, que repetiu esse ano na matéria de Introdução à Ciência do Direito. Se aprovado, estaria agora no 2º CFO, tal como reza o Decreto Lei que reduziu o curso. O dia 10 de setembro termina tarde, com muita conversa com minha mulher e brincadeira com as crianças.   
52 a. das anotações feitas em 10 de setembro de 1964 (quinta-feira). ANO 15º - MÊS 3º - DIA 63º - 6 anos e 98 dias na FORÇA PÚBLICA -  110 dias como 2º TENENTE - 357 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Levantando atrasadíssimo nesta manhã, quase chego atrasado no quartel, ou melhor, chego no BG quando o Batalhão desfilava após a revista matinal.
A manhã é de muito trabalho, procurando acertar muita coisa na secretaria. No CFA, eram promovidos ao posto de 2º Tenentes Auxiliares de Administração vinte e sete sargentos e sub-tenentes que concluíram o estágio para ingresso no Q.O.A.A.
A FORÇA PÚBLICA espera alguma transformação para os dias vindouros. Deve cair o GENERAL IVANHOÉ da Secretaria de Segurança Pública e, em seu lugar deverá assumir o CORONEL CANTÍDIO SAMPAIO. Hoje se declara que a queda do Secretário são favas contadas. O que causa mais ansiosidade é quanto ao Comando Geral da Milícia bandeirante. Não se sabe ao certo se o GENERAL JOÃO FRANCO PONTES vai sair, mas é quase certeza que isso irá acontecer, pois não vai querer o general ficar subordinado a um coronel reformado da Força Pública.
No BG o COMANDANTE NÓBREGA continua recebendo visitas de coronéis e ninguém sabe o que eles conversam.     
51 a. do registro dos seguintes fatos acontecidos em 10 de setembro de 1965 (sexta-feira). ANO 16º - MÊS 2º - DIA 63º - 7 anos e 98 dias na FORÇA PÚBLICA - 475 dias como 2º TENENTE - 722 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Viajo com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN e SOLDADO MARCONDES. Agora, às 6 horas, já é dia claro, ao contrário das datas passadas, quando viajamos em plena escuridão. Logo cedo, há a reunião do Conselho de Administração: TENENTE-CORONEL ANSELMO PERES, como Presidente; CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAES, com relator interino; CAPITÃO JOSÉ FÉLIX SANCHEZ, como vogal; 2º TENENTE CLAUDEONOR MAIORINO, como secretário e a presença do tesoureiro. Esta reunião demora até mais de 10 horas.
Logo em seguida, o CAPITÃO JAYR reúne os comandantes de companhia. No próximo domingo, dia 12, visitará São Paulo o presidente da ITÁLIA e o BATALHÃO DE GUARDAS formará no MORUMBI às 11 horas.
A data é cheia de acontecimentos e por isso mesmo transcorre rapidamente. Desde o início desta semana ficou acertato entre eu e os SARGENTOS IZAC FERREIRA LOBO uma nova ida à GRANJA GUANDU, que fica além de MOGI DAS CRUZES e cuja última visita nossa àquele local é datada de 16 de julho último. Quem nos levará é o próprio SARGENTO IZAC em seu GORDINI.
Assim é que logo após o término do expediente, às 14:10 horas, estamos rumando mais uma vez para esse local onde poderemos passar algumas horas agradáveis, longe dos afazeres diários que tanta preocupação nos dá durante o transcorrer das datas. O 1º SARGENTO IZAC é o sargenteante da 3ª Companhia, a qual comando. O 2º SARGENTO VANDER é meu auxiliar na FIF, encarregado do patrimônio do Batalhão.
Viajamos pela VIA DUTRA. São 15:20 horas quando estamos passando por MOGI DAS CRUZES. Antes tínhamos parado em SUZANO para tomar um café. Faz tremendo calor e na GRANJA DO GUANDU podemos descansar de maneira agradável em companhia de algumas moças que ali trabalham. Hoje as coisas superam as vezes anteriores, face a amizade estabelecida nesses relacionamentos. No retorno, em JUNDIAPEBA, os guardas rodoviários param o carro do IZAC e acham que a luz da frente está com defeito. Quase que temos de voltar a MOGI, mas depois somos obrigados a nos identificar e chegar a um acordo para prosseguimento da viagem. São 21 horas quando chegamos ao BG. Converso com o Oficial de Dia, 2º TENENTE HUGO CLIVATTI e vou dormir em meu alojamento na FIF. A viagem deixa-nos cansado.
50 a. das anotações em 10 de setembro de 1966 (sábado). ANO 17º - MÊS 3º - DIA 63º - 8 anos e 98 dias na FORÇA PÚBLICA – 840 dias como 2º TENENTE – 158 dias na 2ª Companhia Independente.
Saio com minha esposa nesta manhã. Tomamos o ônibus VILA AURORA e, do ponto final, vamos a pé até a PRAÇA DA REPÚBLICA. Na CÁSSIO MUNIZ, pagamos uma duplicata de 11.500 cruzeiros, vencida nesta data. É com referência à televisão que tirei num consórcio nessa Casa.
Passeamos pela cidade e retornamos ao nosso lar quando são 12 horas. A tarde é de calma. Procuro ouvir programas de rádio, ler revistas e jornais e brincar com as crianças.
À noite, visito meu compadre 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN. Acabaram-se do lançamento em minhas memórias dos principais acontecimentos em 10 de setembro -lhe as férias e volta à luta no BATALHÃO DE GUARDAS. Conta que o 2º TENENTE EUSÉBIO, secretário, deverá ser transferido para o QUARTEL GENERAL. Fala-se que o TENENTE CRISPINIANO irá assumir a secretaria.
São 21:30 horas quando retorno ao meu lar. Com MARIA assisto o filme drama-fantasia – OS 5000 DEDOS DO DOUTOR T  - é um filme que já assisti há mais de dez anos, no CINE COLONIAL, em POÁ. Trata-se de um sonho de um menino, levado a uma clínica de um fanático por piano. Construíra um enorme piano, que deveria ser tocado por 500 crianças. Termina o sábado, já um tanto tarde. 
48 a. da publicação no JORNAL DA TARDE, de 10 de setembro de 1968: LACERDA ESPERA A PRISÃO. CARLOS LACERDA espera no escritório do seu apartamento no FLAMENGO, no RIO, que a polícia apareça para levá-lo preso. Na porta do edifício, há muita gente esperando também. A prisão de LACERDA, por dez dias, foi decretada ontem pelo juiz RAUL DE SANTIAGO DANTAS QUENTAL, da 14ª Vara Criminal da GUANABARA, por não depor como testemunha de defesa no processo de um funcionário público de SANTO ANDRÉ, contra o jornal “FOLHA DO ABC”. Para a prisão, agora, só falta uma expedição de ordem do Cartório da 14ª Vara Criminal. O juiz RAUL DE SANTIAGO DANTAS QUENTAL é considerado pelos seus funcionários como “íntegro e duro”. Ele foi nomeado quando CARLOS LACERDA era governador. O terrorista SÁBADO DINOTOS, depondo ontem na 9ª Vara, disse que a FORÇA PÚBLICA tinha um plano para derrubar o governo, com o apoio de JUSCELINO, JÂNIO, LACERDA e ADEMAR. E o terrorismo era inspirado pela CASA MILITAR da presidência.
48 a. da visita do Presidente do CHILE, EDUARDO FREI, a SÃO PAULO, depois de passar por BRASÍLIA, RIO e SALVADOR. Almoçaria no dia 10 de setembro de 1968 com o governador de SÃO PAULO, ABREU SODRÉ. Ficaria em SÃO PAULO apenas durante dois dias. Tinha eu a incumbência de policiar a Rua QUINZE DE NOVEMBRO até a PRAÇA ANTÔNIO PRADO. Comigo estava o então ASPIRANTE A OFICIAL ZANDONADI. A espera foi muito longa. Somente depois das 20:30 horas é que passa a comitiva do Presidente EDUARDO FREI e, mesmo assim, de maneira muito rápida. 
44 a. nasce o cantor MAURÍCIO MANIERI em 10 de setembro de 1970.
44 a. da conquista do primeiro título mundial de F1, para o BRASIL, por ÉMERSON FITTIPALDI. Foi na ITÁLIA, no circuito de MONZA, em 10 de setembro de 1972.
40 a. do jogador de tênis GUSTAVO KUERTEN. Nasceu em 10 de setembro de 1976.
39 a. da última execução por guilhotina na FRANÇA. O instrumento considerado “humano” pela imediatez da punição, deu cabo a 2.794 inimigos da Revolução Francesa. Sua derradeira perfomance foi a decapitação de HAMIDA DJANDOUBI por crime de tortura e assassinato, no dia 10 de setembro de 1977.
38 a. da morte do piloto sueco de Fórmula 1, RONNIE PETTERSON, no circuito de MONZA, quando disputava o GRANDE PRÊMIO DE MONZA, em 10 de setembro de 1978.
37 a. dos seguintes apontamentos em 10 de setembro de 1979: aumento do preço do litro da gasolina nesta segunda-feira – de CR$10,20 para CR$14,30 . Começa o estágio de três oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina na área de choque. Na parte da manhã o CPChq recebe o MAJOR PM ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA. São feitas as despedidas do MAJOR PM MOACYR DE SIQUEIRA e CAPITÃO PM SÉRGIO DA SILVA FIGUEIREDO. O MAJOR PM ALUÍZIO recebe a Medalha PMZITO de 5º Grau.
ROTA – TENENTE PM ABDALLA e TENENTE PM AMAURI atendem uma ocorrência em que dois assaltantes morrem, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em PINHEIROS. Noticia de que seguirá para assinatura do Governador um Decreto-Lei sobre os novos juízes militares. Esse fato é esperado pelos coronéis com certa ansiedade, São duas novas vagas no Tribunal de Justiça Militar. Termino o expediente com uma distensão na coxa esquerda, obtida durante uma partida de futebol de salão. Presidente TITO despede-se de CUBA. Juizes de SÃO PAULO decidiram combater a violência policial. Urbana. Será organizado um comando de choque para visitar as Delegacias de Polícia. III PND é entregue ao Presidente FIGUEIREDO. Criação da Coordenadoria de Abastecimento e Preços. JEAN SEBERG pratica o suicídio.     
36 a. da assunção de Comando do Policiamento de Choque pelo Coronel NEY VIEIRA DE ALMEIDA, em 10 de setembro de 1980.
36 a. do início de uma greve de estudantes brasileiros com reivindicações de verbas para a educação, aumento de salário para os professores e contra o ensino particular, em 10 de setembro de 1980. Essa greve duraria três dias.
33 a. falece JOHN VORSTER, estadista sul-africano, em 10 de setembro de 1983.
31 a. do seqüestro da filha do Presidente DUARTE, em SAN SALVADOR, no dia 10 de setembro de 1985.
29 a. da chegada do PAPA JOÃO PAULO II a MIAMI, no primeiro dia de sua visita aos ESTADOS UNIDOS, em 10 de setembro de 1987. Outras notícias nesta data: uma manhã difícil por causa das provas referentes a DEFESA TERRITORIAL, DEFESA INTERNA, DEFESA CIVIL e EMPREGO DAS PM/CBM. Tudo isso faz parte da matéria DOUTRINA DE EMPREGO DAS PMs. E a verificação final de tudo aquilo que foi ministrado pelo CORONEL PM RALPH, CORONEL PM CALCIOLARI e TENENTE-CORONEL PM BORDINI. A prova do CORONEL PM RALPH foi a mais trabalhosa. Deixo a sala de aula quase às 12 horas. No 2º BPChq está havendo uma certa confusão com relação ao arrendamento da Cantina. A antiga concessionária achou de fazer um negócio particular com o atual rapaz que explora a Cantina. Tudo irregular. Embora o MAJOR PM DÁRCIO seja o Comandante interino dou a idéia de que seja feita uma nova licitação, cancelando tudo que aconteceu. Na tarde, o TENENTE-CORONEL PM CALDEIRA dá as primeiras aulas de PM3 – PROCESSO DECISÓRIO. O TENENTE-CORONEL PM MELO ARAÚJO faz uma palestra sobre os episódios dramáticos da Rebelião na Penitenciária do Estado, ocorrida em 29 de julho de 1987. Ele comandou as ações de choque cujo saldo foi de 29 mortes. Com o auxílio de vídeo, o atual Comandante do 3º BPChq consegue mexer conosco, relembrando fatos lamentáveis. O pior é que já se começa a esquecer mais esse caso envolvendo reféns. Ainda visito o TENENTE MÁRIO DOS ANJOS. Retorno a meu lar nesta noite quente e encontro LUCINDA ainda com problemas num dedo da mão esquerda. Com muita emoção OLINDA e RECIFE enterram o corpo do ministro MARCOS FREIRE, morto no acidente em CARAJÁS. A Assembléia Paulista aprova, em primeiro turno, uma emenda à Constituição propondo um teto máximo de salário para o funcionalismo. Quatro ladrões armados com revólveres chegaram, por volta das 13 horas, na Agência do Banco NOROESTE da Avenida TANCREDO NEVES, 857, bairro de GOPOÚVA, em GUARULHOS. Os assaltantes dominaram os vigilantes do banco e, quando pegavam o dinheiro dos caixas e do cofre, chegou o MAJOR PM COURA MARTINHO que enfrentou os ladrões. Houve tiroteio e o oficial baleou os assaltantes BENEDITO RIBEIRO ARAÚJO e HELIO ALVES PEREIRA. Os outros dois fugiram e foram presos pouco depois. Um dos ladrões mortos, BENEDITO RIBEIRO ARAÚJO, era soldado do 8º BPMM. Foram também assaltados, nesse DIA DE PAGAMENTO, os postos do BRADESCO, na avenida ROHR, na Avenida HERMANO MARHETTI, LAPA e na Indústria ÂNDERSON CLAYTON, na Rua TORRES DE OLIVEIRA, no JAGUARÉ.     
28 a. falece o diretor de cinema JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE, em 10 de setembro de 1988.
28 a. do almoço na APMBB, onde se reuniu a turma “JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, aspirantes de 7 de setembro de 1963, comemorando os   VINTE E CINCO ANOS DO OFICIALATO (foi no dia 10 de setembro de 1988). Consta de minhas anotações: “Realizar-se-á hoje um episódio marcante na vida daqueles que escolheram a carreira de oficial da Polícia Militar e pertenceram a uma turma que foi declarada ASPIRANTE A OFICIAL em 7 de setembro de 1963 –TURMA JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA– São vinte e cinco anos que nos separam daquela quarta-feira ensolarada. Levo LUCINDA e PAULO CÉSAR a APMBB por volta das 11 horas. O Sr. JOSÉ fica colocando o piso no quintal de casa. Ali, vamos encontrar o ALUÍZIO e esposa, NILSON GIRALDI e o Professor LUIZ GONZAGA (nosso antigo mestre de francês). Depois vão chegando: PINHO, ROCHA, AMÉRICO, UBIRAJARA, PAZELLI, MENDES, RÉGIS, LUIZ ANTÔNIO, DALMIRO e seus familiares. O Capitão Reserva ARLINDO DE MOURA vem sozinho, bem como o BORINI SOARES. O BORINI estava “desaparecido” desde os anos 70. Comparecem o Coronel Res DIVO BARSOTTI (Cmt da Academia na época), Coronel Res JOSÉ ALVES DE CARVALHO e Coronel Res ALBERTINO LOPES DE AGUIAR (nossos antigos instrutores), Coronel FELICIANO (atual Cmt da APMBB). Com a chegada do COMANDANTE GERAL - Coronel WILSON CORREIA LEITE – é descerrada uma placa alusiva ao ato. Tudo isso está sendo filmado pelo Cabo DRAUZIO FIGUEIREDO. O Coronel ROCHA faz um eloqüente discurso, relembrando também momentos bons e maus que tivemos ao longo desses vinte e cinco anos. O Coronel BARSOTTI fala nesse momento, bem como o PAZELLI e o nosso Comandante Geral. Deixamos a APMBB quase às 15 horas. Assisto FLUMINENSE 3 x BAHIA 0 – COPA UNIÃO. A alemã STEFFI GRAF, de 19 anos, conquista o TORNEIO ABERTO DE TÊNIS DOS EUA, vencendo na final GABRIELA SABATINI. Torna-se a 3ª tenista na história e a mais jovem ao conquistar o GRAND SLAM: vencedora dos torneios da AUSTRÁLIA, FRANÇA, INGLATERRA e EUA”.   Em 5 de setembro de 2003, novamente na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR, os aspirantes de 1963 comemoraram os QUARENTA ANOS da data em que foram declarados ASPIRANTES A OFICIAL.
28 a. da proclamação de CARLOS SALINAS DE GORTARI como presidente eleito do MÉXICO, em 10 de setembro de 1988.
26 a. a abertura das portas da HUNGRIA ao êxodo de alemães orientais e tem início a saída massiva de refugiados, em 10 de setembro de 1989.
25 a. da morte do Cel. Ref. JOÃO FRANCO MADIA, em 10 de setembro de 1990.   
25 a. do restabelecimento das relações diplomáticas de IRAQUE e IRÃ, em meio a crise do KUWAIT e após o fim de uma guerra de oito anos, em 10 de setembro de 1990.
24 a. do assassinato da contadora CAZUKO YAMAKAWA, próximo ao Hipermercado PAES MENDONÇA, em PINHEIROS, no dia 10 de setembro de 1991.
23 a. do lançamento do HISPASAT ao espaço da GUIANA FRANCESA, em 10 de setembro de 1992. Este foi o primeiro satélite espanhol de comunicações. O JORNAL DA TARDE apontava como destaque a possível aprovação do voto aberto para a votação do impeachment do presidente FERNANDO COLLOR, que seria feita pelo Supremo Tribunal Federal. Além disso, ITAMAR FRANCO, o vice-presidente, descobria que os telefones de sua casa haviam sido grampeados. No esporte, haveria a apresentação do novo uniforme do CORINTHIANS.
22 a. do reconhecimento da OLP como a representante legítima do povo palestino, feito publicamente por ISRAEL. YITZHAK RABIN assinou essa declaração  histórica, em 10 de setembro de 1993.
21 a. falece o diretor e promotor de cinema e televisão FRED CONFALONIERI, em 10 de setembro de 1994.
21 a. do confisco de cem quilos de urânio-238, que poderia ser usado para a fabricação de armas nucleares, após um processo de enriquecimento, em 10 de setembro de 1994. Foi na cidade de GLAZOV, 1.200 km a leste de MOSCOU. A onda de contrabando de material nuclear inquietava a comunidade internacional e esta teria sido a maior quantidade de urânio apreendida em mãos de contrabandistas.
21 a. das seguintes anotações no dia 10 de setembro de 1994 (sábado): “GRID” de largada para o GP DA ITÁLIA: POLE POSITION – JEAN ALESI (pela primeira vez); 2º GERHARD BERGER; 3º DAMON HILL; 4º JOHNNY HERBERT; 5º DAVID COULTHARD; 6º OLIVIER PANIS. RUBENS BARRICHELLO sairia na décima posição e CHRISTIAN FITTIPALDI em décimo-nono. Fim do feminino do US OPEN, em NOVA YORK: CAMPEÃ – ARANTXA SANCHEZ, que venceu a alemã STEFFI GRAF. Começava na MÓOCA a festa de SAN GENARO.
“Este sábado é de muito frio. Permaneço até tarde na cama. Leio o JORNAL DA TARDE. Na biblioteca, relembro os dias 10 a 16 de setembro dos anos 91/92 e 93. Assistimos os filmes: JECA CONTRA O CAPETA (um filme muito antigo de MAZAROPPI) e DURO DE PRENDER. O PAULO CÉSAR retirou esses filmes na Locadora TIGER. Aproveito o vídeo e relembro a festa dos oitenta anos de minha mãe (novembro de 1988), as BODAS DE PRATA da turma de Aspirantes JOSÉ BONIFÁCIO  DE ANDRADA E SILVA (solenidade realizada em 15 de dezembro de 1988); um churrasco de confraternização em SÃO ROQUE, no início de dezembro de 1988, reunindo oficiais do CPAM-1 e batalhões subordinados. JOÃO, FÁTIMA e LUCINDA assistem a 25ª reunião para o EVANGELHO DO LAR. O PAULO CÉSAR vai a uma festa de aniversário e regressa quase à meia-noite. LUCINDA fica acordada até a chegada de seu neto.  A oitava cúpula do GRUPO DO RIO terminou hoje com um documento que condena o bloqueio comercial a CUBA. O GRUPO DO RIO também divulgou um documento breve sobre a questão do HAITI. Há um apelo para que os militares deixem o governo. O presidente da BOLÍVIA, GONÇALO SANCHEZ DE LOZADA, levou hoje o seu apoio ao presidente do MÉXICO, CARLOS SALINAS DE GORTARI, candidato à presidência da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE COMÉRCIO. Uma semana após a crise que provocou a demissão do Ministro RÚBENS RICÚPERO, o quadro geral da disputa pela Presidência da República continua inalterado. FHC tem 44% dos votos, contra 23% de LULA (DATAFOLHA).”  
21 a. da exigência por parte da VIII CÚPULA DO GRUPO DO RIO por reformas democráticas em CUBA e o fim do embargo dos ESTADOS UNIDOS à ilha, em 10 de setembro de 1994.
19 a. da reunião do CONSELHO SUPREMO da Soc. Vet. de 32-MMDC, com a presença do Cmt. Geral, CORONEL PM CLÁUDIONOR LISBOA, presidente nato do CONSELHO SUPREMO da Sociedade, como reza o nosso estatuto. Era nosso convidado o GENERAL RUBENS RESSTEL, em 10 de setembro de 1996. O presidente da Diretoria Executiva era o Coronel EB Ref ARY CANAVÓ.
18 a. transf. reserva: Cel. ÉDSON LOPES MAGALHÃES, em 10 de setembro de 1997. Outras notícias nesta data: cai a temperatura nesta quarta-feira. No termômetro digital do CENTER NORTE, às 10 horas, temos 21 graus. Ao passar pela Rua SILVEIRA MARTINS observo uma placa que indica estar ali sediada a COOPERATIVA DE CRÉDITO E AUXÍLIO MÚTUO DOS SERVIDORES DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Funciona na AORPM, onde foi criada.
Passo pelo BANESPA. Ali encontro o gerente FERNANDO com o CORONEL PM Ref ALAOR GODÓI e um outro coronel, de 80 anos, LÁZARO ORÉFICE DE CAMPOS (nascido em 15 de setembro de 1917). Praça de 1º de março de 1937. Saiu ASPIRANTE A OFICIAL em 27 de dezembro de 1939. Pertenceu durante anos ao Regimento de Cavalaria (RC). Esses dois coronéis fazem a “hora da saudade” na agência bancária. Relembram inúmeros oficiais daquela época. O CORONEL PM ALAOR GODÓI era capitão do velho CFA (hoje APMBB) quando eu ali freqüentava a Escola de Oficiais.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC estamos sem o CORONEL CANAVÓ, que se acha em BRASÍLIA. O veterano MANOEL passa a tarde no MMDC, sempre usando sua inseparável bengala. Às vezes, sonolento, cochila na sala do presidente.
LUCINDA telefona-me à tarde. Nossa vizinha, dona EMÍLIA, necessita de dinheiro para comprar remédios para o REGINALDO, seu filho doente. Socorre-se dona EMÍLIA da LUCINDA. Retorno ao BANESPA para acertar a quantia de quatrocentos reais para emprestar a essa pessoa.
Governo e oposição fazem hoje uma aliança para impedir que as polícias-militares consigam, no plenário da Câmara dos Deputados a aprovação de um dispositivo que fortalece ainda mais as corporações, ao classificá-las como instituições permanentes ligadas às Forças Armadas.
Após 36 horas de julgamento, o motorista BENEDITO BRITO TEIXEIRA foi condenado a 16 anos de prisão por ter matado sua esposa CAZUKO YAMAKAWA.
A Rua ENÉAS DE CARVALHO AGUIAR, onde estão o Hospital das Clínicas e o Instituto do Coração ficará interditada ao estacionamento de carros durante dois anos, em decorrência da construção de uma garagem subterrânea.
Os carteiros continuam em greve, iniciada há uma semana. Causa essa greve enorme prejuízo à população.
A Seleção Brasileira ganha sem fazer esforço da fraca equipe do EQUADOR por 4 a 2, no amistoso sonolento desta noite, na FONTE NOVA, em SALVADOR. O BRASIL joga com CARLOS GERMANO (ZETTI); CAFU (RUSSO), JUNIOR BAIANO (CLÉBER), GONÇALVES e ZÉ ROBERTO; MAURO SILVA, ÉMERSON, DENILSON e RIVALDO (ZINHO); DODÔ e ÂNDERSON (CHRISTIAN). GOLS: DENILSON aos 16 minutos; DODÔ aos 27 minutos e 38 do primeiro tempo. No segundo tempo, AGUINAGA desconta para o EQUADOR aos 21 minutos; EMERSON faz o quarto gol brasileiro aos 27 minutos e MALDONADO, aos 31 minutos, marca o segundo gol do EQUADOR.
A BULGÁRIA é a décima seleção classificada para o Mundial de 98, depois da vitória por 1 a 0 sobre a RÚSSIA, hoje em SOFIA. As outras seleções garantidas são: a FRANÇA (país sede), BRASIL (atual campeão), ROMÊNIA, NORUEGA, ÁFRICA DO SUL, MARROCOS, CAMARÕES, NIGÉRIA e TUNÍSIA.   
16 a. das seguintes anotações no dia 10 de setembro de 1998: nesta manhã de quinta-feira telefono para o meu colega de turma MAJOR PM Ref ARLINDO DE MOURA. Conversamos sobre os nossos 38 anos de oficialato na Polícia Militar e o que é feito de nossa turma. Mantenho contato telefônico com o CORONEL PM GUIMARÃES para que ele pressione o CORONEL PM RENALDO, tesoureiro do MMDC, para ir à NOSSA CAIXA-NOSSO BANCO. Tenho muita amolação nesta data porque minha mãe quer que eu vá passar alguns dias em POÁ, a fim de acompanhar de perto a doença do MÁRIO. Ela envolve a MARIZETE e o ADALVO dizendo que eles estão comentando o meu descaso para com o filho. Na verdade o que minha mãe faz é uma tremenda embrulhada. Quanto ao MÁRIO, a sorte dele está nas mãos de DEUS. Não há o que fazer. Hoje completa o primeiro mês em que ele começou a se queixar da doença.
Pouca coisa faço no MMDC. Retorno a GUARULHOS. Minha mãe fala com a LUCINDA que eu não quero ir para POÁ. Depois do susto de ontem quando LARS GRAEL teve insuficiência respiratória e precisou ser ligado a aparelhos, hoje a família do iatista voltou a ficar sossegada. O quadro clínico melhorou e os médicos puderam diminuir a concentração do oxigênio no aparelho de ventilação mecânica.
CARLOS MOYÁ, campeão de ROLAND GARROS, classificou-se para as semifinais do US OPEN. Derrotou o sueco MAGNUS LARSSON. O seu adversário sairá do jogo entre THOMAS JOHANSSON e MARK PHILIPPOUSSIS. A outra semifinal reunirá o australiano PATRICK RAFTER e o americano PETE SAMPRAS.
Pelo Torneio feminino, a americana VÊNUS WILLIAMS venceu a espanhola ARANTXA SANCHEZ. Enfrentará na semifinal LINDSAY DAVENPORT. No outro jogo, a suíça MARTINA HINGIS pega a checa JANA NOVOTNA.
As Bolsas de Valores do mundo todo caíram hoje, num dos piores dias da história dos mercados acionários. SÃO PAULO teve sua segunda maior queda da história – 15,83%. Essa queda só é superada pelo “DAY AFTER” do PLANO COLLOR, em 21 de março de 1990, quando tivemos 22,6%.      
16 a. da internação do ex–governador do Estado de SÃO PAULO, ROBERTO   COSTA  DE ABREU  SODRÉ, de 80 anos, para tratamento de insuficiência respiratória, em 10 de setembro de 1999. ABREU SODRÉ foi MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES no governo do Presidente  JOSÉ SARNEY. Outras anotações nesta sexta-feira: choveu durante a madrugada. A temperatura é de 14ºC quando vou ao Centro Odontológico. Tinha uma consulta marcada para às 10:30 horas, mas os trabalhos dos dentistas estão prejudicados porque quebrou a bomba d´água. A consulta é adiada para 21 de setembro. Com tempo disponível, vou resolver alguns problemas na 5ª Seção do Estado Maior da PMESP. O encargo da solenidade de 2 de outubro foi todo passado para a DAMCO. Acontece que até agora o Corpo Musical nada sabia. Entro em contato com o MAJOR PM JOEL, da DAMCO. Com um capitão do Centro Musical já agendo o 2 de outubro.
Mantenho contatos telefônicos com os CORONÉIS PM MELO ARAÚJO (Presidente em exercício no MMDC) e SUZANO, que o MELO quer como coordenador do evento. Falo a respeito de uma reunião preliminar marcada para 16 de setembro. Essa data não está confirmada, nem o local. No MMDC elaboramos o currículo do veterano JOEL FRANCISCO. Participou da revolução com 16 anos de idade, na região de PIRASSUNUNGA. Estou indicando-o para receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
Visita-nos o veterano SALEM JOÃO SALIM, que irá completar 89 anos em 27 de novembro. Nasceu em 1910. Quer ele receber a Medalha 9 de Julho. Acontece que essa medalha foi comemorativo do cinqüentenário da Revolução e não pode ser mais outorgada. Nem a temos. Passam pelo MMDC nossos amigos MÁRIO MARGARIDO, LUZ e ANADAI. Estão estudando uma questão do MAPPIN, que foi à falência. Com frio, regresso a Guarulhos.
No US OPEN 99, SERENA WILLIAMS venceu LINDSAY DAVENPORT. Sua irmã, VÊNUS, foi derrotada por MARTINA HINGIS, número 1 do mundo. A final será entre SERENA e HINGIS.
GUSTAVO KUERTEN esqueceu rápido a eliminação nas quartas de final do Aberto dos EUA para o francês CEDRID PIOLINE e festejou hoje os seus 23 anos. KAFELNIKOV chega à semifinal ao vencer o holandês RICHARD KRAJICEK. Enfrentará o americano ANDRÉ AGASSI. A outra semifinal será entre o francês CEDRIC PIOLINE e o americano TODD MARTIN.
Em recorte de jornal: Seis PMs da ROTA feridos e dois menores mortos em perseguição; pai morre de infarto e o filho mata amiguinho; assessor de TEMER é enterrado no MORUMBI; a soldado ANA ROSA RICARDO NUNES salvou bebê por telefone é homenageada; Polícia Militar na corda bamba; tragédias em curso.
Jogo xadrez no computador e coleciono mais duas derrotas. Estou relendo O CORTIÇO, de ALUÍZIO DE AZEVEDO.
Nos treinos livres para o GRANDE PRÊMIO DE LAGUNA SECA – FÓRMULA INDY – morre o piloto uruguaio GONZALO RODRIGUEZ, de 27 anos. Iria disputar o seu segundo Grande Prêmio na Fórmula INDY.          
15 a. do GRANDE PRÊMIO DA ITÁLIA DE FÓRMULA UM: um acidente de GRAVES  PROPORÇÕES, no dia 10 de setembro de 2000; na primeira volta, alijou da corrida sete carros, causando também a morte de um fiscal de pista PAOLO   GHISLIMBERTI. Ficaram fora da corrida, logo no  início: RUBENS   BARRICHELLO, DAVID  COULTHARD, FRENTZEN, DE LA ROSA, JOHNNY HÉRBERT, JARNO TRULLI e EDDIE IRVINE. MICHAEL SCHUMACHER venceu a prova e igualou-se a AYRTON SENNA no número de vitórias. Ambos têm 41 vitórias na F1. Em 2001, no dia 1o. de setembro, MICHAEL SCHUMACHER tornou-se o piloto com mais vitórias na F1: 52, enquanto ALAIN PROST tem  51 títulos. Em 2002, SCHUMACHER tornou-se PENTACAMPEÃO, igualando-se a JUAN MANUEL FÂNGIO, que até então era o único na F1 com cinco títulos.
15 a. da 65a. CHACINA DO ANO 2000. Aconteceu na VILA SANTA INÊS, na ZONA LESTE DA CAPITAL, com três mortos e um ferido, no dia 10 de setembro.
15 a. da ocorrência na Rua JOSÉ JOAQUIM  LACERDA, na VILA FIORI, Zona Norte da Capital, onde o SARGENTO ÉMERSON DE OLIVEIRA CAMPOS, de 28 anos, por questões passionais, matou a tiros sua ex-namorada KÁTIA  RIBEIRO, de 29 anos, suicidando-se em seguida, com um tiro na cabeça, no dia 10 de setembro de 2000 . O Sargento ÉMERSON pertencia ao 23o. BPMM.
15 a. falece o ator HUMBERTO CATALANO, aos 96 anos, no dia 10 de setembro de 2000. Era o último dos profissionais brasileiros que atuaram em produções do cinema mudo. Começou a carreira em 1926 e participou de mais de 70 filmes, a maioria no tempo da pornochanchada. No teatro, trabalhou com o legendário ator e diretor PROCÓPIO FERREIRA (1898-1979).

ACONTECEU EM 10 DE SETEMBRO DE 2001 : -     SEGUNDA-FEIRA
Toca o telefone às 5 horas. MARLENE atende. É o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA que diz estar tonto na PRAÇA 8 DE DEZEMBRO, no TABOÃO,  e pede para ela ir buscá-lo. O JOSÉ foi a noite num forró. Bebeu e foi assaltado por bandidos que, além disso, deram-lhe uma surra. Tem equimoses pelo corpo todo. Está bastante machucado.
Em SÃO PAULO, vou ao BANESPA. O sistema eletrônico não funciona e uma imensa fila faz com que eu desista de tirar quinhentos reais. Ali encontro o TENENTE-CORONEL PM Ref JOAQUIM AMORI, da AORPM. Prossegue a greve dos funcionários do Judiciário estadual. Isso cria muita confusão na Praça JOÃO MENDES e imediações. Iniciamos a semana procurando definições quanto aos horários das comemorações da Solenidade da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932, em 2 de outubro. A 5ª Seção do Estado Maior da PMESP está confeccionando a Nota de Serviço. Falo, por telefone, com o MAJOR PM LUZ sobre esse assunto. A lista dos homenageados já está quase pronta. O TENENTE PM HERNANDEZ “fechará” a distribuição das medalhas PEDRO DE TOLEDO, MMDC e CONSTITUCIONALISTA com o CORONEL PM GUIMARÃES, amanhã.
Minha idéia no MMDC seria trabalhar nas minutas dos ofícios de outorga das medalhas e na Carta-Convite para o evento a todos os associados. Acontece que o senhor GERALDO MARCONDES vem à Sociedade e aí temos que dar uma parada nesses documentos. O senhor MARCONDES está entusiasmado com a idéia de se construir uma escola agrícola em suas terras de ITATUBA, município de SÃO LOURENÇO DA SERRA. O prefeito e vereadores dessa localidade estão prontos a ajudá-lo. Pensa ele em organizar uma Fundação e pede minha colaboração. O senhor GUILHERME LEVENSTEIN, na Diretoria da FIESP, já se manifestou favoravelmente a respeito dessa idéia do senhor MARCONDES. Quer conversar amanhã com o Comandante de Pelotão da FLORESTAL, em ITAPECERICA DA SERRA. Entro em contato com a sede desse pelotão avisando o PM de serviço que o Senhor MARCONDES irá até lá amanhã.
Em casa, assisto os jornais da BANDEIRANTES, GLOBO e RECORD.        

O EX-PREFEITO PAULO MALUF foi ouvido hoje na COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO DA DÍVIDA PÚBLICA, não mais como testemunha, mas sim como réu.

PREFEITO DE CAMPINAS É  ASSASSINADO A TIROS:-
O prefeito de CAMPINAS, ANTÔNIO DA COSTA SANTOS, foi assassinado a tiros, no final da noite, na periferia da cidade. A polícia trabalha com duas hipóteses: a primeira, uma reação à tentativa de assalto e a segunda, um atentado político. TONINHO COSTA estava sozinho. O carro - um PÁLIO prata - foi encontrado próximo à Rua PROJETADA, perto do SHOPPING CENTER IGUATEMI. TONINHO levou pelo menos dois tiros, na cabeça e nas costas. Estava com 49 anos e era uma das maiores estrelas do partido no Interior do Estado.

UMA VIATURA DO GOE explodiu, durante a madrugada, na porta do CADEIÃO DE PINHEIROS, zona oeste. Um policial ficou levemente ferido. O veículo tinha sido usado para levar ao presídio três investigadores que vigiam as muralhas.

O piloto LUCIANO BURTI teve alta do HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE LIÈGE, na BÉLGICA, onde estava internado desde o dia 2 de setembro. BURTI sofreu um grave acidente na pista de SPAFRANCORCHAMPS, durante o GP da BÉLGICA e ainda não sabe quando voltará a correr.

FALECEU o músico e compositor carioca QUECA VIEIRA. Ele era músico da Orquestra Sinfônica Nacional e autor de FANTASIA SOBRE A MÚSICA INCIDENTAL PARA "ATO SEM PALAVRAS”, de BECKETT. No RIO DE JANEIRO, aos 48 anos, de câncer.

MARCELO BORELLI, preso há onze meses na Polícia Federal em Brasília, escapou da morte duas vezes em apenas 48 horas. Condenado a 200 anos de cadeia por roubo, tortura, assassinato e tráfico, ele é conhecido pela barbárie de seus atos. No ano passado, seqüestrou um avião da VASP em FOZ DO IGUAÇU, ameaçando explodi-lo. Fugiu com 5 milhões de reais que eram transportados no avião. Depois de prendê-lo, a polícia descobriu que, meses antes, BORELLI havia protagonizado um filme real de horror. Em uma fita de vídeo gravada a mando dele mesmo, o bandido aparece torturando uma menina de 3 anos com chutes e choques elétricos. Hoje, 28 presos tentaram linchá-lo durante o banho de sol.

 S A L A   B R A S I L  DE  C I N E M A, na T V  BANDEIRANTES : -
AVAETÉ, SEDE DE VINGANÇA - Filme de 1985, com HUGO CARVANA, JONAS BLOCH, CLÁUDIO MARZO, JOSÉ DUMONT e RENATA SORRAH. Jovem índio, sobrevivente do massacre da tribo, busca a sua identidade ao mesmo tempo que tenta realizar sua sede de vingança. O prólogo e desfecho são de impacto, cheios de sangue, mas de resto não evita certo didatismo maniqueista, bem como a excessiva exaltação do índio, que não precisa ser idealizado para ter direito à sua terra e à sua cultura.

2 002   :  -     TERÇA-FEIRA
Depois de nove meses de reforma, a PRAÇA DO PATRIARCA é reinaugurada, às 10:30 horas, pela prefeita MARTA SUPLICY. A reforma do espaço, com a construção de uma nova marquise e um pórtico, delimitando o Centro Novo e o Centro Velho custou um milhão e quinhentos mil reais. A estrutura tem 138 toneladas e 38 metros. O projeto de recuperação da praça foi feito pelo arquiteto PAULO MENDES DA ROCHA e proposto pela Associação VIVA O CENTRO, em 1992. Com a revitalização do local, a intenção da Prefeitura é transformar o espaço em um ponto de encontro dos paulistanos. Ao discursar, a prefeita MARTA SUPLICY insistiu na necessidade de remoção total, pelos comerciantes e proprietários, de painéis comerciais, placas e outras interferências que ainda permanecem na praça.

Por volta das 10 horas, estou chegando no QUARTEL DO COMANDO GERAL, conforme combinamos com o Chefe de Gabinete do Comandante Geral, Cel. CELSO. Será uma reunião prévia com o General BUENO e o Sr. MARCONDES, a fim de explicarmos ao CELSO todo o nosso trabalho com relação à reforma do Monumento–Mausoléu e o “imbróglio” criado pelo IPH, mandando um documento para o Comandante Geral, baseando-se num processo de captação de recursos para o restauro, que agora está sendo executado pela NESTLÉ. Antes dessa reunião, conversamos com o Cel. LEOPOLDO, que recentemente ganhou a eleição para a Presidência da CRUZ AZUL, devendo assumir o cargo em fevereiro de 2003.
Presentes o GENERAL BUENO e o PRESIDENTE DA DIRETORIA EXECUTIVA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, vamos nos reunir no Gabinete do Comando, com o Cel. CELSO. Tudo que diz respeito ao restauro lhe é explicado, desde a Carta de Intenções que o Cel. ARY CANAVÓ assinou com o IPH e a Secretaria de Restaurações de Obras, em maio de 1999, sem que a Diretoria Executiva soubesse (assinou o documento por conta própria, sem dar conhecimento aos diretores e muito menos ao Conselho Supremo). Dessa data em diante, o IPH vem trabalhando no sentido de obter permissão do Ministério da Cultura autorização para captação de dinheiro junto a terceiros. Aí acontece o grande mistério que o general BUENO descobriu: fala-se em captar um pouco mais de um milhão de reais quando há um projeto avaliado em mais de quatro milhões de reais (para quem ficará a diferença?). Em março deste ano, surge a NESTLÉ patrocinando o restauro por um pouco mais de um milhão de reais. Feito o projeto, este foi aprovado pelo CONDEPHAAT em 16 de julho último, enquanto o projeto do IPH é rejeitado. O IPH é declarado inconstitucional pelo CONDEPHAAT.
Finalizando, fica decidido que toda a documentação que se encontra nas mãos do Cel. CELSO será encaminhada para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a fim de que seja feito um relatório a respeito e apresentado ao CONSELHO SUPREMO na reunião marcada para às 9 horas de 26 de setembro. A reunião vai terminar quase às 13 horas.
Saindo do QCG, vou diretamente para a Sociedade. O principal trabalho desta tarde é confeccionar as convocações para serem assinadas pelo Comandante Geral, Cel. ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, no sentido de se reunir o CONSELHO SUPREMO em 26 de setembro. O Sr. MARCONDES também marcou uma reunião de DIRETORIA EXECUTIVA para dia 19 de setembro, onde discutiremos a maneira que iremos expor os problemas referentes ao restauro do Monumento ao CONSELHO SUPREMO.
Recebo a visita do Tenente RELDER, do 1º BPChq. Indico-o para receber a MEDALHA PEDRO DE TOLEDO, bem como o PM SETANI, da 2ª Seção do EM-PM, este pelo seu esplêndido trabalho de organização das relações dos ex–combatentes cujos restos mortais estão no Monumento–Mausoléu. Converso com a Capitão SUZUKI sobre esse assunto.
Prontas as convocações para os 64 conselheiros, o VASCO vai ao QCG para entregá-las ao Cel. CELSO, que irá colher as assinaturas do Comandante Geral.


O professor de educação física ALBERTO RIBEIRO DE VASCONCELLOS, de 49 anos, foi morto a facadas e pauladas na Escola Municipal Expedicionário AQUINO DE ARAÚJO, em DUQUE DE CAXIAS, BAIXADA FLUMINENSE. A polícia suspeita de vingança. Há pouco tempo, VASCONCELLOS teria repreendido alunos que vendiam maconha na porta da escola.

Não foi milagre. A mancha conhecida como “a santa da janela”, observada no vidro de uma casa de FERRAZ DE VASCONCELOS, não é a imagem de NOSSA SENHORA. É o resultado de um processo de corrosão do vidro, provocado pela exposição inadequada a fatores ambientais, em especial umidade e variação de temperatura. A conclusão consta das 35 páginas dos laudos feitos pelos professores COLIN GRAHAM ROUSE, especialista em vidros, e EDGARD DUTRA ZANOTTO, da Universidade Federal de SÃO CARLOS. A avaliação ocorreu a pedido da CÚRIA DIOCESANA DE MOGI DAS CRUZES, que criou uma comissão, em julho, para avaliar o caso.  Em nota, o bispo diocesano de MOGI, dom PAULO MASCARENHAS ROXO, informou que “a Igreja acolhe e agradece a pesquisa e sua conclusão”. Diz que “o trabalho técnico – científico, elaborado com seriedade, competência, sob vários ângulos de análises, sem prevenções, merece crédito”. A Igreja não pretende proibir nem incentivar as peregrinações , mas vai esclarecer os fiéis que a suposta imagem não se trata de milagre.

FALECEU o jornalista, cineasta e editor de moda FERNANDO DE BARROS. Internado por causa de uma pneumonia, sofreu uma parada respiratória. Estava com 87 anos. Nascido em PORTUGAL, BARROS chegou ao BRASIL, pelo RIO DE JANEIRO, em 1940. Na época, ele veio para integrar a equipe do filme PUREZA, baseado na obra de JOSÉ LINS DO RÊGO. Depois de um mês, BARROS foi atropelado e fraturou várias vértebras, nariz e cabeça. Numa entrevista ao jornal O ESTADO DE SÃO PAULO ele contou que renasceu no BRASIL e, por isso, decidiu ficar. Quando chegou a São Paulo, em 1942, acompanhado de JORGE AMADO, BARROS disse que não moraria “naquela aldeia”. Não manteve a opinião. Em 1950, durante a temporada da comédia UM DEUS DORMIU LÁ EM CASA, com PAULO AUTRAN e TÔNIA CARRERO, foi convidado a ser produtor  geral da VERA CRUZ e acabou mudando-se para São Paulo. Produziu 4 peças e cerca de 20 filmes, alguns dirigidos por ele, como APASSIONATA, CAMINHOS DO SUL, QUANDO A NOITE ACABA, RIACHO DE SANGUE, LUA DE MEL E AMENDOIM, AS CARIOCAS, UMA CERTA LUCRÉCIA e A ARTE DE AMAR BEM. Outros filmes: MORAL EM CONCORDATA, TICO–TICO NO FUBÁ, DONA VIOLANTE MIRANDA.  BARROS foi casado com TÔNIA CARRERO, MARIA DELLA COSTA, ODETE LARA e com a modelo GIEDRE VALEIKA.
Escrevia sobre beleza para O CRUZEIRO, uma das revistas mais importantes da América Latina, nos anos 40. Fez sua estréia como jornalista de moda na revista QUATRO RODAS, em 1960, a convite de LUÍS CARTA. Não parou mais. Foram 35 anos trabalhando na EDITORA ABRIL,  dos quais 26 como editor de moda da PLAYBOY. BARROS lançou dois livros sobre moda – ELEGÂNCIA, COMO O HOMEM DEVE SE VESTIR e O HOMEM CASUAL.   
FERNANDO DE BARROS será enterrado amanhã no Cemitério do MORUMBI, por volta das 15 horas.
    
2 003  :  -     QUARTA-FEIRA
O ex-embaixador dos EUA no BRASIL, LINCOLN GORDON, está completando NOVENTA ANOS. GORDON, que vive em WASHINGTON, comemorou antecipadamente o aniversário com seus quatro filhos e sete netos, no mês passado, numa reunião na casa de campo da família, no LAGO SUNAPEE, em NEW HAMPSHIRE, que ganhou de presente de casamento em 1937 e cuja planta desenhou com sua mulher, ALLISON, falecida em 1987. Ele diz que a difícil decisão que tomou recentemente de vender a casa, por causa do salgado imposto predial, pesou em sua decisão de escrever suas memórias. O seu novo projeto, provisoriamente intitulado TESTEMUNHA DE UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO, tem em seu oitavo e último capítulo da obra para suas reflexões sobre as escolhas que os EUA terão de fazer no futuro próximo com relação às políticas interna e externa. Sobre a última, GORDON, um democrata de carteirinha, não esconde sua preocupação com o rumo potencialmente desastroso no qual o governo do presidente GEORGE W. BUSH colocou o País. O ex-embaixador pretende completar o livro em dois anos, no máximo, e exibe saúde de sobra para cumprir o prazo que se impôs. Aparentando vinte anos a menos do que tem, ele joga tênis três vezes por semana, trabalha diariamente no seu escritório da FUNDAÇÃO BROOKINGS e é presença assídua em seminários e conferências sobre os temas que mais lhe interessam, a começar pelo BRASIL.

Nesta manhã, JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA prepara-se para mais uma viagem até PERNAMBUCO, onde irá visitar familiares. O avião deverá sair por volta do meio-dia, mas a MARLENE o leva ao aeroporto de GUARULHOS antes das 9 horas. 

Muda o tempo. Começa a esfriar e a garoar. Chego no centro de SÃO PAULO por volta das 11:30 horas. Vou ao BANESPA para verificar a situação de meus vencimentos, combalidos por retiradas pedidas pela LUCINDA, para cobrir gastos de casa. Acontece que o custo de vida subiu desproporcionalmente com os salários ao longo de sete anos e estamos atravessando situação financeira calamitosa, isto é, a Polícia Militar de um modo geral.
Mais tarde, no MMDS, para conter as despesas de setembro o tesoureiro lançou mão do fundo de caixa e vem expor o problema para mim. Converso com os oficiais sobre isso e temos de tomar medidas severas para coibir retiradas em dinheiro, a ponto de perigar a existência da Entidade.
Com frio e chuva, não é fácil andar no centro da cidade. No MMDC não contamos com as presenças do MENDES e do Sr. MARCONDES. Estamos sossegados até que o veterano ORESTES nos liga. Quer saber se o presidente conversou com o governador sobre a problemática da Pensão Especial. Quase às 16 horas, o MENDES liga-me da CRUZ AZUL. Ele virá para o MMDC, mas já estou de saída. Uma funcionária da Sociedade, grávida de oito meses, faltou hoje porque não está passando bem. Ela é responsável pelo setor de pesquisa, que ultimamente está quase desativado. Enfrentando o chuvisqueiro, retorno a GUARULHOS. Telefono novamente ao Cel MENDES para dizer da reunião de amanhã com o Cel RENALDO e Sr. MARCONDES. Cumprimento o Cel LEMES, que ontem completou 59 anos de idade.

O estudante FABRÍCIO HENRIQUE DE OLIVEIRA, 20 anos, foi preso hoje sob a acusação de seqüestrar, assassinar e incendiar o corpo do primo, o universitário VÍTOR THIAGO, também de 20 anos. FABRÍCIO teria dito aos policiais da Divisão Anti-Seqüestro que cometeu o crime para exigir dinheiro do tio RODOLFO REDOLFI THIAGO, dono de uma rede de óticas e pai da vítima. THIAGO foi seqüestrado pelo primo e um parceiro, ainda não identificado, quando ia para a academia de ginástica, às 18 horas de segunda-feira, dia 8 de setembro. Poucas horas depois, os bombeiros encontraram um corpo carbonizado no porta-malas de um carro em chamas, no IPIRANGA, zona sul. O veículo era o ASTRA do universitário. Hoje, exames na arcada dentária confirmaram que o cadáver era mesmo de VÍTOR THIAGO. Os assassinos usaram o celular da vítima para negociar com a família o valor do seqüestro.

A mulher do líder do Movimento dos SEM TERRA – JOSÉ RAINHA JÚNIOR – DIOLINDA ALVES DE SOUZA – foi presa hoje em TEODORO SAMPAIO e encaminhada para o presídio feminino da cidade de PIQUEROBI. Ela está condenada a dois anos e oito meses por formação de quadrilha. O mandado foi expedido pelo juiz ATIS DE ARAÚJO OLIVEIRA, o mesmo que determinou a detenção de RAINHA, em julho.

O BRASIL vence o EQUADOR por 1 a 0, nesta noite, em MANAUS, não repetindo o bom futebol da estréia diante da COLÔMBIA, mas mesmo assim manteve 100% de aproveitamento nas Eliminatórias para a COPA DO MUNDO de 2006. Com as duas vitórias, o BRASIL é o líder isolado do torneio, com seis pontos. O PARAGUAI venceu o URUGUAI por 4 a 1, a BOLÍVIA goleou a COLÔMBIA por 4 a 0 e o CHILE derrotou o PERU por 2 a 1. Ontem, a ARGENTINA venceu a VENEZUELA por 3 a 0.  O próximo jogo do BRASIL será em novembro, contra o PERU, em LIMA e o URUGUAI, em CURITIBA.
BRASIL: DIDA, CAFU, LÚCIO, ROQUE JÚNIOR, ROBERTO CARLOS, GILBERTO SILVA, ÉMERSON (RENATO), ZÉ RENATO, RONALDINHO GAÚCHO (KAKÁ), RONALDINHO, RIVALDO (ALEX). O gol foi marcado por RONALDINHO GAÚCHO aos 12 minutos do 1 º tempo.

A estréia de GUSTAVO KUERTEN no BRASIL OPEN, hoje, na COSTA DO SAUÍPE, não poderia ter sido melhor. No dia se seu aniversário (completou 27 anos), GUGA se vingou do sueco MAGNUS NORMAN, para o qual sofrera uma das mais incríveis derrotas do ano, e garantiu vaga na segunda rodada do torneio da ATP da BAHIA. Amanhã, GUGA enfrentará o austríaco WÉRNER ESCHAUER, que passou com dificuldades pelo jundiaiense JÚLIO SILVA.  FLÁVIO SARETTA venceu o gaúcho MARCOS DANIEL e amanhã pegará RAMÓN DELGADO. ANDRÉ SÁ foi derrotado pelo alemão RAINER SCHUETLER, despedindo-se do BRASIL OPEN.

O médico CÉSIO BRANDÃO foi condenado pelo Tribunal do Júri a 56 anos de prisão por crimes contra garotos de ALTAMIRA. A condenação por homicídio triplamente qualificado inclui as mortes dos meninos JAENES DA SILVA PESSOA, JUDIRDELEY DA CUNHA CHIPAIA e FLÁVIO LOPES DA SILVA e mais a tentativa de homicídio contra WANDICLEY PEREIRA, que sobreviveu mesmo castrado. BRANDÃO foi absolvido da tentativa de homicídio contra o garoto OTONIEL BASTOS.

ACUSADA de ter participado de um plano para extorquir dinheiro do proprietário de uma casa de massagens em VILA CLEMENTINO, na zona sul de SÃO PAULO, a delegada VERALI FERRAZ, do 36º Distrito Policial – VILA MARIANA – teve a prisão temporária solicitada à Justiça.

O senador EDUARDO SUPLICY afirmou  considerar “natural” o fato de o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e da primeira-dama MARISA LETÍCIA, serem os padrinhos do casamento de sua ex-esposa MARTA SUPLICY. A prefeita de SÃO PAULO vai se casar no dia 20 de setembro com o franco-argentino LUIZ FAVRE-WERMUS. Ele tomou a iniciativa de dizer isso ao próprio presidente, depois de ler nos jornais e revistas notas sobre a preocupação de LULA em não constrangê-lo com essa situação.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA recebeu hoje, na sala de audiências do PALÁCIO DO PLANALTO, a medalha da ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO MILITAR, encerrando uma polêmica que surgiu há cinco meses. Em fevereiro, LULA foi convidado para receber a medalha no mês de abril, pelo então Presidente do Superior Tribunal Militar – TJM – OLYMPIO PEREIRA DA SILVA JÚNIOR, mas o presidente deu um jeito de não comparecer â cerimônia e o PLANALTO agendou outra data. Foi OLYMPIO, em 1980, como promotor em MANAUS, que pediu a prisão preventiva do então sindicalista LULA e de outros militantes, com base na LEI DE SEGURANÇA NACIONAL, por estarem “incitando” a população em BRASILÉIA, no ACRE, área sob a jurisdição dele. Na cerimônia realizada hoje no PLANALTO, LULA fez questão de discursar e afirmar que recebia “a comenda com orgulho”. O ministro OLYMPIO estava presente, mas não mais como presidente do STM.  Demonstrando não ter guardado mágoas, LULA relatou partes do episódio. O presidente começou seu discurso contando que foi julgado pela JUSTIÇA MILITAR em 1980 e, depois, absolvido pelo STM, em BRASÍLIA, com o voto do então ministro-general DILERMANDO GOMES MONTEIRO. “A JUSTIÇA MILITAR também tem um pouco da relação com a minha trajetória política”, disse o presidente.

REJEITADO pelo Supremo Tribunal Federal o pedido de abertura de processo criminal contra o senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, o deputado federal JOSÉ ROBERTO ARRUDA e a ex-diretora do Serviço de Processamento de Dados do Senado, REGINA CÉLIA BORGES. Os três eram acusados pela quebra do sigilo do painel de votação da cassação do ex-senador LUIZ ESTÊVÃO, em 2000. Os ministros entenderam que o crime não está previsto na legislação penal. Por 9 votos a um, em BRASÍLIA.

AGRACIADOS com prêmios ambientais concedidos pelo FUNDO MUNDIAL PARA A NATUREZA os governadores do ACRE, JORGE VIANA, do AMAPÁ, WALDEZ GÓES, e do AMAZONAS, EDUARDO BRAGA. Os prêmios foram entregues durante o V CONGRESSO MUNDIAL DE PARQUES.

REUNIÃO DE CANCÚN – SUICÍDIO MARCA 1º DIA DE ENCONTRO NO MÉXICO: - Cinco mil pessoas deram início hoje ao que parecia ser apenas mais uma passeata de protesto contra a globalização no primeiro dia de reuniões da OMC, em CANCÚN, mas a manifestação acabou sendo palco de uma tragédia: um agricultor sul-coreano - LEE KYUNG HAE – de aproximadamente 50 anos, subiu numa cerca de proteção e se suicidou com uma faca, depois de exibir numa faixa a frase: “A OMC mata os agricultores”. Em choques com a polícia, dezesseis manifestantes se feriram. O ministro das Relações Exteriores do MÉXICO, LUÍS ERNESTO DERBEZ, presidente da QUINTA CONFERÊNCIA MINISTERIAL DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO, decidiu que o documento defendido por EUA e UNIÃO EUROPÉIA não será usado como base do encontro. Em lugar dele, a questão agrícola será discutida a partir dos três pontos considerados mais importantes – acesso a mercados, subsídios à exportação e mecanismos de apoio interno. A decisão foi festejada pela delegação brasileira.

O presidente argentino, NÉSTOR KIRCHNER, anunciou hoje à noite “um virtual acordo com o FMI”, pouco mais de 24 horas depois de dar no FUNDO o maior calote da história do País. O acordo envolve dívida de 21 bilhões de dólares com vários organismos internacionais. A considerar a reação do FUNDO, a manobra de KIRCHNER pode dar certo.

Na véspera dos dois anos do ONZE DE SETEMBRO, a TV AL JAZEERA, do CATAR, exibiu novas imagens de OSAMA BIN LADEN. Os terroristas da AL QAEDA afirmam que os EUA não terão paz. O saudita BIN LADEN e seu número 2, o médico egípcio AYMAN AL-ZAWAHIRI, passeiam em uma região montanhosa no vídeo transmitido. Ambos pareciam bem envelhecidos em relação às últimas imagens conhecidas. Nessa fita nenhum dos dois fala, mas em outra, apenas de áudio, uma voz atribuída a ZAWAHIRI promete mais ataques aos americanos. BIN LADEN estaria na região fronteiriça entre o AFEGANISTÃO e o PAQUISTÃO, dominada por tribos pashtuns.

AS BRIGADAS IZZELDIN AL-QASSSAM, braço armado do grupo islâmico HAMAS, prometeram hoje ataques a casas e prédios civis de ISRAEL, depois que MAHMUD AL-ZAHAR, um dos líderes da organização, foi ferido por um míssil de ISRAEL, em GAZA. Um filho e um guarda-costas de AL-ZAHAR morreram. ISRAEL tem atacado o HAMAS desde o atentado do dia 19, que matou 22 pessoas em JERUSALÉM.

MORREU, aos 95 anos, de derrame cerebral em SANFORD, CALIFÓRNIA, o físico EDWARD TELLER. Chamado de o “pai da bomba de hidrogênio” – embora tivesse intensa aversão ao rótulo – TELLER foi um dos principais cientistas do século XX. Nascido em BUDAPESTE, em 1908, numa abastada família judia, TELLER estudou na ALEMANHA, país que abandonou em 1933 com a ascensão nazista. Migrou para os EUA em 1941, juntou-se na COLÚMBIA UNIVERSITY ao grupo do italiano ENRICO FERMI, que trabalhava nos primeiros estágios de um reator nuclear. Depois da 2ª GUERRA, TELLER defendeu incansavelmente a necessidade de desenvolvimento de uma bomba termonuclear. Seu empenho levou os EUA a detonarem, em 1º de novembro de 1952, a primeira BOMBA H, nas ILHAS MARSHALL. TELLER foi um personagem polêmico. Era malvisto por colegas em LOS ALAMOS que, estarrecidos com o poder das bombas que tinha criado, rejeitavam a necessidade de os EUA produzirem armas com capacidade de destruição ainda maior. No embate entre as duas alas, a principal vítima de TELLER  foi ROBERT OPPENHEIMER, o diretor do PROJETO MANHATTAN, que tinha dado a bomba atômica aos EUA. No clima de paranóia anticomunista dos anos 50, as afirmações de que a relutância de OPPENHEIMER em relação à BOMBA H se deviam em parte à falta de lealdade com o País foram decisivos para pôr fim à brilhante carreira do rival. A dedicação de TELLER ao desenvolvimento de sistemas de destruição em massa para preservar a segurança nos EUA continuou até o fim da sua vida. Na presidência de RONALD REAGAN, defendeu o projeto GUERRA NAS ESTRELAS. Recentemente, apoiou a decisão de GEORGE W. BUSH de se retirar do TRATADO DE MÍSSEIS ANTIBALÍSTICOS, assinado com a UNIÃO SOVIÉTICA em 1972.

A ministra das Relações Exteriores da SUÉCIA, ANNA LINDH, foi esfaqueada hoje em uma loja em ESTOCOLMO, a quatro dias do referendo sobre a adoção do EURO, da qual ela é uma forte defensora. Seu assessor de imprensa, DAN SVANELL, informou à noite que o estado de saúde da ministra era crítico e que ela continuava na sala de cirurgia. ANNA foi esfaqueada no peito, braços e abdômen. Ela sofreu ferimentos graves no fígado e, segundo algumas informações do hospital, no estômago. “Ela está com hemorragia interna em conseqüência dos ferimentos no abdômen”. Por volta do meio-dia, ANNA, de 46 anos, fazia compras na loja de departamentos NK, no centro de ESTOCOLMO, quando foi atacada com uma faca por um homem alto, de uniforme de camuflagem. Ele conseguiu fugir ainda sujo de sangue. O motivo do ataque até agora é ignorado.

Foi condenado à morte IMAM SAMUDRA, acusado de ser o principal responsável pelo atentado na ILHA DE BALI, na INDONÉSIA, em que morreram 202 pessoas. Outro acusado, AMROZI BIN NURHASYIM, também foi condenado à morte em agosto. Como NURHASYIM, SAMUDRA comemorou a sentença. Em DENPASAR.

CONDENADO a cinco anos de prisão BEM GLISAN JÚNIOR ex-tesoureiro da empresa ENRON, gigante americana do setor energético que pediu concordata em 2001, após um escândalo de fraude nos balanços da companhia. GLISAN, de 37 anos, disse ser o responsável pela fraude. Ele vai pagar multa de 938 mil dólares ao governo americano e não receberá uma restituição de 412 mil dólares do imposto de renda. Trata-se do primeiro ex-executivo da ENRON a ser sentenciado em razão do escândalo. No TEXAS, EUA.

ASSISTO na RECORD o filme LANCELOT, O PRIMEIRO CAVALEIRO, de 1995, dirigido por JERRY ZUCKER, com RICHARD GERE, SEAN CONNERY, JÚLIA ORMOND, BEM CROSS e JOHN GIELGUD. LANCELOT DU LANC apaixona-se por GUINEVERE, que corresponde ao afeto do primeiro cavaleiro e isto desestabiliza a utopia da TÁVOLA REDONDA, criada pelo REI ARTHUR. É um filme agradável, principalmente pelo carisma dos astros GERE, CONNERY e a própria JÚLIA ORMOND.

2 004   :   -  SEXTA-FEIRA
A premissa do mais novo trabalho do cineasta STEVEN SPIELBERG é das mais interessantes e vem ao encontro do momento político que o mundo atravessa, no qual guerras e globalização estão redesenhando o mapa das nações. TOM HANKS (que já trabalhou com o diretor em O RESGATE DO SOLDADO RYAN e o anterior PRENDA-ME SE FOR CAPAZ) interpreta VIKTOR NAVORSKI, um imigrante de um pequeno país fictício do LESTE EUROPEU que pousa no aeroporto JFK, em NOVA YORK, no exato momento em que seu país-natal deixa de existir. Por conseqüência, seu passaporte torna-se inválido. VIKTOR, que está nos EUA por motivos misteriosos, é obrigado a permanecer restrito ao aeroporto. Inspirado num caso real ocorrido em 1988 com o refugiado iraniano MERHAN NASSERI, no aeroporto CHARLES DE GAULLE, perto de PARIS, e que já deu origem ao filme TOMBÉS DU CIEL (1993), inédito no BRASIL, o ponto de partida serve aqui para desenvolver um recorte único da AMÉRICA. VIKTOR convive com os funcionários do aeroporto – em conflito, como no caso do supervisor local FRANK DIXON (STANLEY TUCCI), ou em sintonia, como com o trabalhador de origem latina ENRIQUE CRUZ (DIEGO LUNA, de E A SUA MÃE TAMBÉM) ou o faxineiro indiano GUPTA RAJAN (KUMAR PALLANA). De quebra, ele encontra tempo, em meio à tensão de sua situação, de se apaixonar pela bela aeromoça AMÉLIA WARREN (CATHERINE ZETA-JONES).


A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, doutora NELLY CANDEIAS, mantém contato comigo, via fone, para solicitar o coral da PM para a vinda da Ministra da Cultura de PORTUGAL a SÃO PAULO, quando será recepcionada pelo IHGSP, no dia 26 de setembro. Também fala sobre a comemoração que pretende fazer em 6 de outubro para TOBIAS DE AGUIAR, fundador da POLÍCIA MILITAR, quando será outorgado o COLAR DO CENTENÁRIO DE DOM PEDRO I ao Cmt Geral, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES.

Depois de passar uma noite muito ruim, com dores na perna direita, tomo um remédio por volta das 4 horas, quando acordo a LUCINDA, e assim melhoro um pouco do meu estado de saúde. LUCINDA, por sua vez, acorda o PM JOÃO, que deverá ir trabalhar agora cedo no CSM/AM.
Mais um dia de alta temperatura. Por volta das 13 horas, estou passando pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Vou buscar minha correspondência, dou uma olhada no Diário Oficial e converso com o VASCO. Não temos grandes novidades. Em seguida, na AORRPM, com vários oficiais, almoço e estudo o desempenho nosso nesse mês de setembro. Ali encontro também o CORONEL Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, nosso velho conhecido. Acompanhado de alguns dos oficiais que almoçou comigo, como o VICTÓRIO, CRISTIANO, AMÉRICO e RAFAEL, vamos até o BANESPA para acertar problemas financeiros do MMDS. Ali encontramos o RÓSEO. Deixo-os por volta das 15 horas e vou até o IHGSP, a fim de acertar detalhes para a visita da Ministra da Cultura de PORTUGAL, no dia 26 de setembro.
Pouca coisa dá para fazer, pois a presidente não se encontra. Retorno a GUARULHOS numa tarde de muito calor, causando sonolência no deslocamento de ônibus. O calor sufocante diminuiu hoje em SÃO PAULO, onde a temperatura máxima foi de 30 graus. Também a unidade relativa do ar voltou a ter níveis aceitáveis, mas a poluição não melhorou. A CETESB registrou alta concentração de poluente nas regiões do IBIRAPUERA e SÃO MIGUEL PAULISTA, bem como inadequada na região central.

O historiador JOSÉ MURILO DE CARVALHO, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do RIO DE JANEIRO toma posse nesta noite na cadeira número cinco da Academia Brasileira de Letras e completa o quadro da instituição que, pela primeira vez neste século tem as suas 40 vagas ocupadas. Ele substitui a escritora RAQUEL DE QUEIROZ, a primeira mulher a entrar para a Casa de MACHADO DE ASSIS. Na época da eleição, em março deste ano, CARVALHO encontrou pontos comuns entre a sua obra e a dela.
  
Três ladrões roubaram dois milhões de bilhetes múltiplos de duas viagens do Metrô, que estavam em um caminhão-baú no estacionamento do terminal de cargas da INFRAERO, no Aeroporto Internacional de CUMBICA, em GUARULHOS. O Metrô suspendeu a venda dos bilhetes múltiplos de dois. Até o próximo sábado, dia 18, as catracas não aceitarão esse tipo de passe e o usuário deve trocá-lo por dois bilhetes unitários. Mas quem já tiver feito uma viagem poderá usá-lo normalmente. O Metrô também decidiu baixar em dez centavos – de R$1,90 para R$1,80 – o preço do bilhete unitário para quem quiser comprar passagens de ida e volta.

“Fui em mesmo. Perdi a conta de quantos matei”. Com essas palavras, ANESTOR BEZERRA DE LIMA, de 30 anos, confessou aos policiais militares de COLNIZA (MT) que é de fato o matador de taxistas procurado em SÃO PAULO e MINAS. LIMA foi preso às 17:30 horas em uma barreira montada por quatro PMs a pedido de policiais de MACHADINHO D´OESTE (RO), onde contratara ontem à noite sua última viagem de táxi. Oitenta quilômetros adiante, já em MATO GROSSO, o matador assassinou o motorista. Mas a polícia acha que, desta vez, o taxista reagiu – ANESTOR está baleado na perna e no braço esquerdos. Ele pegou, então, carona com um caminhoneiro e acabou detido no bloqueio. Com a vítima de ontem, a polícia já tem certeza de que ANESTOR fez doze vítimas – onze pessoas morreram e uma sobreviveu.

A família do jornalista IVANDEL GODINHO, 55 anos, seqüestrado há quase 11 meses, divulgou hoje uma fotomontagem dele abatido e com os cabelos e barba crescidos. Os parentes produziram o retrato “envelhecido” baseados em diversas denúncias de que um homem muito parecido com ele está vagando pelas ruas do País, aparentemente perturbado. O seqüestro de GODINHO já é considerado o mais longo da história de SÃO PAULO. Após o pagamento do resgate – 50 mil reais – feito no dia 10 de janeiro, a vítima continuou desaparecida.  O jornalista foi levado por dois seqüestradores armados no dia 22 de outubro de 2003. A dupla, em uma motocicleta, abordou o táxi no qual GODINHO estava, na Avenida FARIA LIMA, zona sul da Capital, e o obrigou a subir na moto.

O corte da energia elétrica, por falta de pagamento, de uma casa na rua PADRE JUAN DE SOLORZANO, JARDIM JOÃO XXIII, zona oeste, provocou uma tragédia para a família de LÚCIA HELENA DE SOUZA UMBELINO. Enquanto ela trabalhava, seus três filhos dormiam, sozinhos, ao lado de uma vela acesa que tombou no sofá e incendiou toda a casa. O caçula de LÚCIA, LUIZ GUILHERME, 1 ano e 8 meses, morreu carbonizado. A irmã dele, KEMELY CRIS, três anos, teve 10% do corpo ferido com queimaduras de segundo grau. O menino morreu na hora, enquanto KEMELY ainda foi levada para o Hospital das Clínicas. KEMELY sobreviveu porque foi salva pela irmã mais velha, KAREN, 11 anos, que arrastou a irmã para fora da casa.

Um acidente automobilístico matou hoje em SANTA CATARINA o “rapper” PRETO GHÓEZ, líder do grupo CLÃ NORDESTINO, do MARANHÃO, um dos mais promissores do novo “rap” nacional. GHÓEZ ia de automóvel, com mais três pessoas, no banco de passageiros, de ITAJAÍ (SC) a CURITIBA (PR). Só o motorista sobreviveu ao acidente, e está num hospital, na UTI. O grupo CLÃ NORDESTINO, que tinha admiradores como ZECA BALEIRO, FERRÉZ, MANO BROWN e outros, ganhou, em 2003, o prêmio HUTUS de revelação no RIO DE JANEIRO. Estava para lançar seu primeiro disco. Engajado, GHÓEZ era líder do movimento do “hip hop” e estava empenhado na criação do FUNDO ESTADUAL DE CULTURA, na Assembléia Legislativa.

MULTADA a rede de supermercados CARREFOUR pelo Tribunal de Justiça de MINAS GERAIS por má conservação dos alimentos. A ação foi ajuizada pelo município de BELO HORIZONTE depois de análise feita pela JUNTA DE JULGAMENTO FISCAL E SANITÁRIA, em BELO HORIZONTE.

MULTADAS as empresas AMIL, BRADESCO SAÚDE e ITAÚ SEGUROS por reajustes abusivos nas mensalidades dos planos de saúde. Das três, a AMIL pagará o maior valor: R$70,7 milhões. Pela AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE COMPLEMENTAR (ANS), no RIO DE JANEIRO.

ENCONTRADAS duas granadas na LAGOA RODRIGO DE FREITAS. A primeira é um exemplar da Segunda Guerra Mundial e estava enferrujada e sem a trava de segurança. Foi localizada pelo porteiro nos jardins de um prédio. A segunda estava na saída do TÚNEL REBOUÇAS, no sentido bairro, no RIO DE JANEIRO (nos dias 8 e 10).

As tenistas russas estão dominando as grandes competições de tênis. Depois de ANASTASIA MYSKINA vencer em ROLAND GARROS e MARIA SHARAPOVA ganhar em WIMBLEDON, SVETLANA KUZNETSOVA disputará amanhã a final do ABERTO DOS ESTADOS UNIDOS. Sua adversária será outra russa, ELENA DEMENTIEVA, que hoje ganhou da norte-americana JENNIFER CAPIATRI. Hoje, KUZNETSOVA derrotou a norte-americana LINDSAY DAVENPORT. O resultado acabou favorecendo a francesa AMELIE  MAURESMO que na segunda-feira, dia 13, aparecerá como a número um do mundo apesar de não ter nenhum título de GRAND SLAM na carreira e ter perdido na quarta rodada para DEMENTIEVA em NOVA YORK. MAURESMO conquistou três títulos na temporada e será a 14 ª número um do mundo desde 1975.

Embora o olho do furacão IVAN só chegue à JAMAICA amanhã, as inundações e deslizamentos causados pelas chuvas que precedem o fenômeno já castigavam hoje a ilha, deixando pelo menos um morto. Em seu rastro de devastação pelo CARIBE, o IVAN causou 24 mortes em GRANADA, 4 na REPÚBLICA DOMINICANA e 4 na VENEZUELA. O número de mortos na costa venezuelana pode aumentar nas próximas horas, uma vez que um barco de pesca, com oito tripulantes, está desaparecido desde quarta-feira (dia 8), quando as primeiras ondas gigantes começaram a dificultar o tráfego marítimo na região. Temendo a pior catástrofe natural na ilha em 50 anos, o primeiro-ministro P.J.PATTERSON, declarou hoje estado de emergência em todo o país para prevenir situações de desordem pública e dar completa liberdade de ação às forças de segurança. A fúria do IVAN já causou grandes danos em ilhas do CARIBE como TOBAGO, SANTA LÚCIA, SAN VICENTE e GRANADINAS. Grandes ondas atingiram também o HAITI, sem causar mortes. O furacão deverá atingir a FLÓRIDA na terça-feira, dia 14. O Estado americano ainda se recupera nas últimas quatro semanas  de dois outros furacões: o CHARLEY e o FRANCES. Em GRANADA, o IVAN destruiu um presídio, permitindo a fuga de 234 detentos. Entre os fugitivos estão HUDSON AUSTIN e LEÓN CORNWALL, condenados à prisão perpétua pelo assassinato, durante um Golpe de Estado, em 1983, do então primeiro-ministro esquerdista, MAURICE BISHOP. O episódio originou a invasão dos EUA à ilha.

2 005   :    -    SÁBADO
O DIÁRIO OFICIAL DE 10 DE SETEMBRO DE 2005 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO MAJOR PM QAOPM OSWALDO ÉDSON MENDES. Nasceu em 14 de abril de 1949. Entrou para a antiga FORÇA PÚBLICA em 16 de fevereiro de 1968. Foi promovido a 2º Tenente do Quadro de Oficiais Auxiliares de Administração em 15 de dezembro de 1988. Chegou até ao posto de MAJOR nesse quadro. Pertencia ao EM/E.

Assisto o treino classificatório para o GP DA BÉLGICA, em SPA-FRANCORCHAMPS. Com JUAN PABLO MONTOYA na POLE POSITION e KIMI RAIKKONEN em segundo, a McLAREN deu um importante passo para estender a definição do MUNDIAL até a prova de INTERLAGOS, dia 25.  FERNANDO ALONSO, da RENAULT, larga em quarto, enquanto GIANCARLO FISICHELLA, sempre disposto a auxiliar o companheiro (como fará MONTOYA com RAIKKONEN), sai em 13º. Precisou trocar o motor.  FELIPE MASSA sairá apenas na sétima colocação. RUBENS BARRICHELLO ficou com o 12º tempo e ANTÔNIO PIZZONIA com o 15º.

ANDRE AGASSI está em outra final de GRAND SLAM. O tenista norte-americano, de 35 anos, derrotou seu compatriota ROBBY GINEPRI, de 22 anos. Fará a final, no domingo, no ABERTO DOS ESTADOS UNIDOS, com o suíço ROGER FEDERER, que hoje venceu o australiano LLEYTON HEWITT.  AGASSI ganhou o torneio em piso duro em 1994/1999, além de ter feito as finais também de 1990/1995/2002. AGASSI é o único tenista em atividade com títulos em todos os torneios de GRAND SLAM – em anos diferentes. Além do ABERTO DOS EUA, ganhou o ABERTO DA AUSTRÁLIA, em piso duro, em 1995,2000, 2001 e 2003. Foi campeão em ROLAND GARROS, no saibro, em 1999. E venceu em WIMBLEDON, na grama, em 1992.
    
O nadador ARMANDO NEGREIROS venceu os 800 metros livre no TROFÉU JOSÉ FINKEL e bateu o recorde sul-americano com o tempo de 7min47s17.

Um ano depois de ter entrado em depressão por ter sido cortado da equipe que disputou a OLIMPÍADA DE ATENAS, o gaúcho JOÃO DERLY se tornou, neste sábado, o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro em um Mundial de judô. O título foi conquistado contra o japonês MASATO UCHISHIBA, campeão olímpico, em apenas 42 segundos de luta. DERLY, que compete na categoria meio leve (66 kg), havia ficado fora da última Olimpíada depois de ter subido de peso. Além do ouro inédito, a superação do brasileiro foi coroada com o título de melhor atleta de todo o Mundial.

Percebo que o meu computador está com mais de dois terços de sua capacidade ocupada. Não dá nem para colocar o resto da Enciclopédia do ESTADÃO. Sua capacidade é de três gigabytes. Converso, por telefone, com o PEDRO, que entende de montagem de aparelhos e ele fica de arrumar um computador de capacidade maior.

Pela TV, vejo a prisão de PAULO MALUF e de seu filho FLÁVIO. Finalmente os dois pagam pelos crimes que cometeram. Estão presos na Superintendência da Polícia Federal, em SÃO PAULO. Os dois estariam agindo ativamente na ocultação de provas e intimidação de testemunhas que podem incriminá-los na investigação sobre 161 milhões que teriam enviado para os EUA. Pesam sobre MALUF a suspeita de evasão de divisas, formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem  de dinheiro. JOSÉ ROBERTO BATOCHIO, advogado de FLÁVIO MALUF, disse que o uso de algemas foi “absolutamente desnecessário e humilhante.”

O PT pagou com dinheiro do Fundo Partidário passagens aéreas para os filhos, as noras, um genro e uma neta do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA entre dezembro de 2002 e janeiro de 2003, período de transição governamental. Documentos mostram que o partido também bancou passagens para a mulher e a filha de outro ilustre petista, o ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI, informam DIEGO ESCOSTEGUY e MARIÂNGELA GALLUCCI. As notas fiscais com as despesas estão anexadas à prestação de contas de 2003 do PT e entregue ao Tribunal Superior Eleitoral e requisitada pela CPI DOS CORREIOS. Até agora, o tribunal não aprovou  essas contas. Para o ex-ministro do TSE, TORQUATO JARDIM, os recursos do Fundo Partidário, de acordo com a legislação eleitoral, só devem ser usados para despesas de pessoal. Segundo ele, cortesia com o dinheiro desse fundo, que é financiado com recursos públicos, “é totalmente irregular”.

SEVERINO disse hoje, durante o vôo que o trouxe de NOVA YORK para SÃO PAULO, que as denúncias contra ele são uma tentativa de desviar o foco das investigações do mensalão. “E conseguiram. Hoje ninguém mais fala em cassação dos deputados, só se fala em tirar o SEVERINO da presidência.”

Cabelos quase sempre presos em um discreto rabo-de-cavalo, ora desconfiada, ora feliz, SUZANE LOUISE VON RICHTHOFEN vez por outra se arrisca a sair pelas ruas de SÃO PAULO. Nunca aconteceu de ser reconhecida pela cidade de 10,7 milhões de habitantes. Ainda assim, ela evita ser vista demais. 74 dias depois de ter sido libertada por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, a garota que aos 19 anos confessou ter tramado o assassinato de seus pais, vive o que os juristas gostam de chamar de “tentativa de ressocialização”. Enquanto espera pelo julgamento no TRIBUNAL DO JÚRI, vai retomando a sua vida. Solta aos 21 anos, SUZANE saiu da cadeia e deu de cara com o debate nacional provocado pelo crime que cometeu e pelo castigo que merece. A ex-estudante de Direito acompanha as discussões sobre seu caso. E sofre quando vê uma argumentação pesar para seu lado. Dias atrás, chorou ao ver no programa SUPERPOP, da apresentadora LUCIANA GIMENEZ, o jornalista MARCELO RESENDE fazer crítica inflamada às centenas de pessoas que aderiram às comunidades que a apóiam no site de relacionamento ORKUT. Enquanto esteve presa, SUZANE contou com o apoio da avó paterna MARGOT HATMANN. A avó chegou a entrar com pedido de recurso alegando que precisava de cuidados, e a neta era a única que poderia fazer isso. Em 2004, MARGOT morreu, aos 80 anos. Agora, SUZANE não conta com o apoio de familiares. Mas tem uma pequena legião de amigos. São pessoas que a mantêm longe do assédio da imprensa, arrumam maneiras de sustentá-la e hospedá-la – e acreditam que ela tem direito a refazer sua rotina longe das grades porque teria cometido o crime por influência dos irmão CRAVINHOS.

Uma menina de dez anos e seu irmão, de seis, foram libertados hoje depois de cinco dias de cativeiro em POÁ, na GRANDE SÃO PAULO. Filhos do vice-prefeito, EDUARDO BATISTA REIS, os irmãos foram levados quando saiam  da escola, no dia 5 de setembro, por volta do meio-dia. Voltaram para casa hoje de madrugada, após pagamento de resgate, segundo um tio das crianças. Ele não quis informar quanto foi pago aos bandidos. “Só posso dizer que eles foram resgatados com sucesso”, disse. A família decidiu viajar imediatamente após a libertação. “Não temos informação de quem poderia ter feito isso. Mas as crianças estão ótimas”. Na segunda-feira, as crianças saíam da escola, acompanhadas de PATRÍCIA MARQUES FIGUEIREDO, que trabalha com a mãe delas e também foi levada pelos seqüestradores. As negociações prosseguiram até às duas horas de hoje, quando todas foram libertadas.

Estrelas de HOLLYWOOD e cantores famosos realizaram uma maratona transmitida pelas principais cadeias de TV para arrecadar fundos aos desabrigados do KATRINA. Ao microfone se apresentaram RANDY NEWMAN, PAUL SIMON, NEIL YOUNG, DIXIE CHICKS, MARY J. BILGE, U2 e KANYE WEST. O humorista CHRIS ROCK lembrou as críticas de KANYE WEST durante a última maratona beneficente, quando o rapper disse que “GEORGE BUSH não se importa com os negros”.

Enquanto ainda enfrentam o drama do furacão KATRINA, milhares de americanos se reúnem desde hoje para lembrar em NOVA YORK as vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, que sofre críticas em relação à débil atitude do governo perante os desabrigados de NEW ORLEANS, apelou hoje ao espírito de unidade gerado depois dos ataques da AL-QAEDA a NOVA YORK e WASHINGTON. “Quatro anos mais tarde, recordamos o medo e a incerteza daquela manhã terrível. Mas recordamos também a determinação de nosso país em defender nossa liberdade”, afirmou BUSH.

Milhares de soldados americanos e iraquianos lançaram hoje uma grande ofensiva para retomar o controle da cidade de TAL AFAR, no NORTE DO IRAQUE, que, segundo o governo, estava nas mãos de rebeldes. Ao menos 144 combatentes morreram e mais de 190 foram capturados ao longo dos dois últimos dias em TAL AFAR.

CLARENCE “GATEMOUTH” BROWN, de 81 anos, cantor e guitarrista que completou 50 anos de carreira tocando blues, country e jazz, MORREU neste sábado, no TEXAS, para onde havia ido, para fugir do furacão KATRINA. BROWN, que sofria de câncer no pulmão e insuficiência cardíaca, teve sua casa na LOUISIANA, em NEW ORLEANS, destruída pelo KATRINA. “Ele estava arrasado”, contou seu representante, RICK CADY. “Estou certo que seu coração se rompeu no sentido literal e figurado”.
   
A GLOBO apresenta nesta noite o filme “REVELAÇÃO”, de 2000, dirigido por ROBERTO ZEMECKIS. Com HARRISON FORD, MICHELLE PFEIFFER. Mulher casada com cientista renomado ouve vozes e vê uma jovem dentro de sua casa. Tudo leva a crer que se trata do fantasma de sua vizinha, vítima de maus tratos do marido e que estava desaparecida. Mas depois a encontra viva e bem. Decide, então apurar quem é de fato a mulher que a assombra e faz revelações que envolvem um caso de seu marido e de uma estudante.
  
2 006   :   -   DOMINGO
Um domingo de sol e muito calor. Estou sossegado nesta data, preparando para a semana que vem, onde a Sociedade Veteranos de 32-MMDC reserva trabalho com a formação da grade daqueles que irão receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Isso é de inteira responsabilidade do CORONEL PM MENDES que já está atrasado para isso. Em seguida virão as necessidades de expedir os ofícios de outorga da Medalha e os convites para 2 de outubro, data da solenidade do 74º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932. Para terça-feira, dia 12, está programada uma palestra na UNIVERSIDADE DE GUARULHOS.
Digitalizo os principais fatos de ontem, após a leitura habitual dos jornais e revistas. Em seguida, assistindo o GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA UM DA ITÁLIA, passo a imprimir as memórias colecionadas no computador, referentes a semana que passou. Releio “PRAZER IMEDIATO” nos momentos de descanso entre a digitilização das memórias e os jornais televisivos.

Faleceu em CURITIBA, onde morava, o TENENTE-CORONEL PM Reformado WILTON GONÇALVES, expedicionário. Natural de NITERÓI, onde nasceu no dia 30 de janeiro de 1919, ingressou na GUARDA CIVIL DE SÃO PAULO em 1943 e um ano após passou a disposição do EB e com outros guardas civis foi incorporado ao Pelotão da Polícia Militar da FEB. No regresso da ITÁLIA, onde serviu às forças expedicionárias, reintegrou-se à sua Corporação de origem, galgou todas as graduações e aposentou-se no posto de Inspetor Chefe Superintendente. Com a unificação das duas corporações em 1970, teve seu nome apostilado no posto de TENENTE CORONEL. Em dezembro de 2005 foi homenageado pela Polícia do Exército quando da inauguração da Casa do Expedicionário em CURITIBA, ocasião em que recebeu o braçal da PE, símbolo maior da 5ª Companhia do Exército Brasileiro. Seu corpo será sepultado com honras militares em homenagem ao herói da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. 

Não poderia ser de forma mais apropriada. Em meio a festa carregada de emoção para celebrar a vitória da FERRARI, em MONZA, e diante da perspectiva real de conquistar outro título, o oitavo na carreira, MICHAEL SCHUMACHER anunciou, logo após o término do GP DA ITÁLIA, qual será o seu futuro: “Esse é o momento. Vou parar”. Em seguida ao banho de champanhe que lavou a alma dos milhares de tifosi amontoados sob o pódio, MICHAEL SCHUMACHER retirou-se para conversar com a imprensa e, emocionado, falou: “Hoje é um dia muito especial. Terminá-lo dessa maneira, tendo em mente também o campeonato e o que está por vir ainda. Houve muita discussão e por bom tempo a respeito do que faria da vida e penso que todos os fãs, pessoas interessadas em automobilismo, têm o direito de saber o que irá acontecer. Desculpe se me estendi mais do que vocês desejavam, mas para uma definição dessas é preciso esperar o instante correto e sinto que esse é o momento. Para apressar um pouco, essa foi a minha última corrida em MONZA. No fim desta temporada, decidi, junto de nossa equipe, que irei me retirar das pistas. Vivi tempos realmente excepcionais nesses 30 anos de automobilismo. Amei realmente cada experiência, boa ou má, o que faz a vida ser tão especial. Devo, em particular, agradecer minha família, começando, óbvio, pelo meu pai, minha falecida mãe e, sem dúvida, minha esposa e filhos que, em todos os momentos me apoiaram. Sem essa força, sobreviver neste negócio, neste esporte e num elevado nível de performance penso que seria impossível. Não tenho como agradecer na extensão que precisaria, não só minha família, mas meus companheiros de BENETTON e, claro, as pessoas da FERRARI, onde fiz tantos amigos”. Sua carreira é inagualável: 246 GPs disputados, sete títulos na carreira, 90 vitórias, 1.354 número de pontos, 68 pole positions, 75 melhores voltas, 21 vitórias com pole positions e melhor volta, 13 vitórias na mesma temporada, em 2004. No GP DA ITÁLIA, KIMI RAIKKONEN foi o segundo colocado; ROBERT KUBICA, surpresa, em terceiro lugar; GIANCARLO FISICHELLA em quarto; JENSON BUTTON em quinto; RUBENS BARRICHELLO em sexto; JARNO TRULLI em sétimo; NICK HEIDFELD em oitavo; FELIPE MASSA em nono.   
MICHAEL SCHUMACHER nasceu no dia 3 de janeiro de 1969, em HUERTH-HERMUELHEIM, na ALEMANHA. Aos quatro anos de idade ganhou seu primeiro carro – um kart, equipado com motor de cortador de grama, construído pelo pai, RALF, que administrava um kartódromo na cidade onde morava a família SCHUMACHER. A primeira oportunidade na FÓRMULA 1 surgiu em 1991, graças a uma trapalhada de BERTRAND GACHOT, piloto francês que defendia a JORDAN. GACHOT foi preso porque se envolveu em uma confusão com um taxista londrino, e SCHUMACHER foi escolhido para substitui-lo em SPA FRANCORCHAMPS. De lá para cá, foram sete títulos mundiais e uma série de façanhas que o alçaram ao posto de maior piloto de FÓRMULA 1 em todos os tempos.    

O CORINTHIANS só empatou com o SÃO PAULO, em um jogo sem gols. Mas, quando o juiz apitou o fim da partida, os jogadores e a torcida comemoraram como se o time tivesse conquistado um título. Com nove jogadores em campo desde o primeiro tempo, a equipe resistiu à pressão do adversário e ainda teve duas ótimas chances para marcar – ambas desperdiçadas pelo atacante RAFAEL MOURA. O estreante CÉSAR foi expulso aos 4 minutos do primeiro tempo por fazer falta violenta em SOUZA. Vinte minutos depois, EDUARDO agrediu THIAGO e também recebeu cartão vermelho. O técnico são-paulino, MURICY RAMALHO, culpou os jogadores, chamou o time de incompetente e pediu reforços à diretoria. Do lado corintiano, ÉMERSON LEÃO elogiou a raça e a vibração de sua equipe.

A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou a russa por 2 sets a 1, hoje, na ITÁLIA, e conquistou o sexto título do GRAND PRIX – o terceiro consecutivo. SHEILLA “FENÔMENO” foi eleita a melhor jogadora do torneio. O treinador JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES disse que o segredo foi fortalecer os braços das jogadoras.

Num período de dez dias, o ex-ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI, candidato a deputado federal pelo PT, será denunciado na Justiça por sete crimes: formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, peculato, quebra de sigilo bancário, quebra de sigilo funcional e prevaricação. As denúncias, da PF e da Polícia Civil, são por envolvimento na quebra dos sigilos do caseiro FRANCENILDO DOS SANTOS COSTA e nas fraudes nos contratos de lixo em suas administrações na prefeitura de RIBEIRÃO PRETO. “O inquérito demonstra a formação de uma verdadeira organização criminosa em caráter estável e permanente que atuou em RIBEIRÃO PRETO”, diz o delegado BENEDITO VALENCISE sobre “a máfia do lixo”. Foram identificadas adulterações nas planilhas de varrição para superfaturar os pagamentos. Para executar o que estava previsto, um dos parques de RIBEIRÃO teria de ser varrido 12 vezes num único dia.

A bailarina francesa RENÉE GUMIEL, 92 anos, radicada há quase 50 anos no BRASIL, morreu às 23:30 horas deste domingo, de pneumonia e choque séptico. Ela estava internada desde o dia 3 de setembro na UTI do hospital SANTA CRUZ, em SÃO PAULO. Tinha dado entrada no hospital com sintomas de gripe e dificuldade respiratória. Bailarina, coreógrafa, professora e atriz, RENÉE é fundadora da Companhia de Dança Contemporânea Brasileira. Ela integrava o elenco do ciclo de cinco espetáculos OS SERTÕES, do TEATRO OFICINA, e chegou a participar das apresentações até o último fim de semana de agosto. RENÉE nasceu na cidade francesa de SAINT-CLAUDE no dia 20 de outubro de 1913 e começou a carreira de bailarina aos 17 anos, na INGLATERRA. Teve contato com os artistas mais influentes da cultura européia na época. Trabalhou com STRAVINSKY e JEAN COCTEAU, conheceu PABLO PICASSO, CHARLES CHAPLIN e EISENSTEIN. O velório está sendo realizado no teatro do SESC, na CONSOLAÇÃO.

Uma tentativa de fuga na FEBEM do TATUAPÉ surpreendeu funcionários da instituição hoje pela manhã, apenas uma hora e meia, antes da chegada do governador CLÁUDIO LEMBO ao local. Na rebelião, cerca de 25 pessoas foram feitas reféns, inclusive familiares dos jovens, que estavam na unidade para a visita dominical. O incidente teve início por volta das 10 horas na unidade emergencial do complexo, que abriga atualmente 58 adolescentes. O tumulto foi controlado após 30 minutos, sem interferência policial. Logo depois de terminada a confusão, LEMBO chegou ao complexo, que abriga 849 adolescentes.

O carro de um policial militar de LOUVEIRA foi incendiado com uma pessoa dentro no início da manhã, por volta das 5:30 horas, no km 1 da estrada vicinal ROMILDO PRADO. O corpo ficou irreconhecível após ser carbonizado, segundo o Corpo de Bombeiros de JUNDIAÍ. A polícia ainda não sabe se a vítima é o dono do veículo – um PM que trabalha na ROTA. O IML de JUNDIAÍ não havia divulgado a identidade da pessoa morta até às 20:30 horas. 

Em mais uma mostra da crescente deterioração das condições de segurança do AFEGANISTÃO, um atentado suicida matou hoje o governador da Província de PAKTIA (leste do país), ABDUL HAKIM TANIWAL, um de seus secretários e dois guarda-costas. Um homem-bomba se explodiu junto de TANIWAL no momento em que ele entrava num carro na frente de sua residência, em GARDEZ, capital provincial.  TANIWAL foi o primeiro governador assassinado no AFEGANISTÃO desde a queda do regime do TALEBAN, em novembro de 2001. Ao mesmo tempo, no sul do país, as tropas do Exército afegão e da Força Internacional de Estabilização do AFEGANISTÃO anunciaram a morte de 94 rebeldes taleban no oitavo dia da maior ofensiva contra o grupo insurgente em quase cinco anos. Segundo a ISAF, que atua no AFEGANISTÃO sob mandato da OTAN, pelo menos 330 rebeldes taleban foram mortos desde o início da ofensiva, que recebeu o nome de OPERAÇÃO MEDUSA.
Também morreram cinco soldados do CANADÁ – que comanda a ISAF – e 17 britânicos, 16 deles na queda de um helicóptero, aparentemente acidental, no primeiro dia da operação.

A caminho de tornar-se o maior tenista de todos os tempos, ROGER FEDERER voltou a fazer história. Ao conquistar o título do US OPEN com vitória sobre ANDY RODDICK passa a ser o único jogador a conquistar três vezes seguidas WIMBREDON e o US OPEN. Este ano, FEDERER foi a todas as finais do GRAND SLAM. Venceu o ABERTO DA AUSTRÁLIA, WIMBREDON e o US OPEN e perdeu ROLAND GARROS para RAFAEL NADAL. FEDERER já soma oito troféus do GRAND SLAM e passa a ser o sexto jogador com mais títulos deste circuito. A liderança é de PETE SAMPRAS, com 14.

Campeã do US OPEN, no sábado, MARIA SHARAPOVA voltou hoje a FLUSHING MEADOWS: linda e elegante como sempre, brava como nunca. Num vestido deslumbrante, posou para fotos e foi seguida por centenas de fãs. De repente, se irritou com a pergunta sobre o papel das bananas na campanha. Em seus jogos, era só o pai, YURI, mostrar uma banana nas arquibancadas para logo a tenista dar uma mordida na fruta. Aos 19 anos quer provar que tem conteúdo. Lembrou que durante o torneio venceu a número 1 do mundo, AMELIE MAURESMO, e a número 2, JUSTINE. Com o título, vai ocupar o terceiro lugar.  

O PAPA BENTO XVI confirmou que virá ao BRASIL em 2007. A notícia foi divulgada neste sábado. Ele visitará APARECIDA, onde vai abrir a 5 ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do CARIBE.

Na véspera do quinto aniversário do ataque às TORRES GÊMEAS, o presidente GEORGE W. BUSH voltou hoje ao GROUND ZERO para homenagear as vítimas do atentado terrorista e para tentar recuperar a popularidade perdida. BUSH viveu seu melhor momento exatamente em setembro de 2001 quando, poucos dias após a tragédia que matou cerca de três mil pessoas, posou no meio dos escombros usando o capacete de bombeiro, com a bandeira americana como pano de fundo. É em busca de pelo menos parte dos 91% de aprovação nacional conseguidos com a reação do presidente ao atentado terrorista que a CASA BRANCA planejou a comemoração dos cinco anos do 11 de setembro. Amanhã, pela primeira vez desde 2002, BUSH visitará os três lugares atacados pela AL-QAEDA naquele dia. Ele e a primeira-dama começarão o dia tomando café da manhã com os bombeiros em NOVA YORK e, junto com eles, faz um minuto de silêncio às 8:46 horas, exatamente quando o primeiro avião bateu no WOLD TRADE CENTER.

Os astronautas a bordo do ônibus espacial ATLANTIS não detectaram danos no corpo da nave durante a inspeção com sensores e câmeras acoplados a um braço robótico da nave, realizada hoje. Em seu primeiro dia no espaço, os astronautas usaram o braço para ver se os pedaços de espuma que soltaram durante o lançamento causaram danos à fuselagem. Era necessário ter certeza de que os pedaços de gelo e da espuma isolante que cobre o tanque externo de combustível da nave, os quais se soltaram pouco mais de quatro minutos após a decolagem de hoje, não a tinham danificado. No dia 1º de fevereiro de 2003, o ônibus espacial COLUMBIA se desintegrou ao reentrar na atmosfera terrestre, matando seus sete tripulantes. O culpado foi um pedaço de espuma que se soltou durante o lançamento. Um problema similar ocorreu durante o lançamento do DISCOVERY para uma missão na Estação Espacial Internacional, mas sem conseqüências.

Neste domingo faleceu o guitarrista de blues BENNIE SMITH, aos 72 anos. Em sua carreira tocou com ARETHA FRANKLIN e RUFUS THOMAS. SMITH tinha câncer no pulmão e sofreu um ataque cardíaco.

10 DE SETEMBRO DE 2 007    :      -      SEGUNDA-FEIRA
O ESTADO DE SÃO PAULO – CIDADES/METRÓPOLE – PÁGINA C3
UM ANO
UBIRATAN: DEFESA DIZ TER NOVA PROVA
Advogados tentam inocentar Carla Cepollina da acusação de homicídio, apontando falhas na análise de relatório.
A defesa da advogada Carla Prinzivalli Cepollina, de 41 anos, acusada de matar o coronel da reserva e deputado estadual Ubiratan Guimarães há exatamente um ano, diz ter encontrado evidências da inocência de sua cliente. Ela vai usar como prova um relatório antigo elaborado pelo Setor de Homicídio da Corregedoria da Polícia Militar. Nele, PMs que estiveram na cena do crime chamam atenção para uma gravação suspeita deixada na secretária eletrônica de Ubiratan por um homem de sotaque gaúcho.
“É a voz do morto!”, dizia a mensagem. O relatório da PM aponta que o recado na secretária foi deixado às 21:15 horas do dia 10 de setembro. O corpo do coronel só foi encontrado às 22:28 horas. Na semana seguinte à morte do coronel, peritos do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) analisaram todo o histórico das mensagens da secretária eletrônica da vítima. Chegaram à conclusão de que a gravação era na verdade das 2:28 horas da madrugada e não das 21:15 horas. De acordo com o laudo nº 0049079/2006 produzido pelo Instituto de Criminalística (IC), às 21:15 horas “o interlocutor desligou e não deixou mensagem”.
A tese das advogadas de defesa é outra. Após confrontarem os dados da quebra de sigilo telefônico da vítima com o histórico de chamadas da secretária eletrônica, perceberam uma diferença de apenas 5 minutos entre o horário da ligação registrada na relação dos telefonemas obtida com a quebra de sigilo telefônico (21:10 horas) e o horário mostrado na secretária eletrônica.
Para a defesa, a ligação das 21:10 horas tem relação com a mensagem que, no relatório da PM aparece às 21:15 horas. Já a perícia acredita que a ligação das 21:10 horas não está relacionada com o suposto recado, pois esse foi deixado às 2:28 horas e não às 21:15 horas.
“Não faz sentido. Como o relatório da Corregedoria da PM diz uma coisa e o laudo do IC diz outra?”, pergunta a criminalista Dora Cavalcanti Cordani, que encabeça a defesa. “A Carla não foi a última pessoa a estar no apartamento. Alguém sabia que o coronel estava morto antes de o corpo ser encontrado”. O ESTADO procurou o Tenente Marcelo Albuquerque Ramos da Silva, autor do relatório da PM, mas ele não foi localizado.
As advogadas vêem outras incongruências nas provas do Ministério Público Estadual (MPE). Dizem que minutos depois de Carla deixar o apartamento do coronel, um sábado, dia 9, o elevador que costumava ficar no térreo voltou ao 7º andar, o mesmo de Ubiratan.
Outra suspeita levantada pela defesa é que alguém ligou o celular de Ubiratan antes de o corpo ser encontrado. As advogadas dizem isso por causa do “torpedo” enviado por Carla ao celular do coronel, às 8:21 horas do dia 10. O aviso de recebimento retornou às 11:27 horas. “A demora, segundo os técnicos, tem a ver com a falta de antenas próximas, o que não era o caso, uma vez que há uma estação rádio-base no topo do prédio da vítima. O celular também podia estar desligado e foi religado”, diz a advogada. “Alguém religou o aparelho e não foi ele”.
O laudo necroscópico feito no cadáver de Ubiratan não determinou o horário exato da morte. Indicou que ela se deu pelo menos 18 horas antes da localização do corpo. O promotor Marcelo Milani, do 1º Tribunal do Júri da capital, acredita que Ubiratan foi vítima de crime passional e que o tiro fatal foi disparado por Carla. “As provas juntadas nos autos são mais do que suficientes para levar a acusada a júri”, afirma Milani.
Carla é acusada de homicídio duplamente qualificado – motivo torpe e sem chance de defesa da vítima. O MPE sustenta que, meses antes do crime, ciente da decadência do namoro, Carla estava furiosa com os telefonemas de outra mulher, a delegada federal Renata Madi, Renatinha, como o coronel a chamada, ligou duas vezes para Ubiratan no dia do crime. Na segunda vez, às 20:26 horas, Carla disse que ele dormia. A perícia indica que Ubiratan morreu entre 19:230 horas e 20:30 horas.
Formada em Direito, Carla diz que não consegue mais emprego desde a morte do coronel. “Ela lamenta não ter podido velar Ubiratan”, diz a advogada. No mês passado, a defesa pediu que três ex-vizinhos do coronel – todos gaúchos – sejam ouvidos como testemunhas.

O “JORNAL DA TARDE”, página 4A POLÍCIA publica uma notícia quase idêntica ao ESTADO;
CASO UBIRATAN > Defesa da advogada Carla Cepollina diz que gravação atesta sua inocência
DEFESA CONTESTA RELATÓRIO.

Já o DIÁRIO DE SÃO PAULO, na página A7, publica:
ARMA USADA PARA MATAR UBIRATAN ERA DE EX-MOTORISTA DO CORONEL.
Em depoimento à polícia, filho do coronel disse que o pai comprou o revólver 38 de um amigo, 20 dias antes do crime.
O revólver 38 usado para matar o deputado estadual e coronel da reserva da PM Ubiratan Guimarães pertencia a um ex-motorista e segurança dele. A informação, que consta do processo de 1.400 páginas e cinco volumes que tramita na 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Paulo, foi revelada ontem pela advogada Liliana Prinzivalli, mãe da principal suspeita do crime, Carla Cepollina.
A arma estava no apartamento do coronel e desapareceu. Em depoimento à polícia, o engenheiro agrônomo Fabrício Guimarães, um dos filhos de Ubiratan, disse que seu pai comprou o revólver de um amigo, 20 dias antes do crime.
O mesmo motorista que teria vendido a arma ao coronel Ubiratan trabalhou no gabinete de Ubiratan de 19 de março de 2003 a 17 de maio de 2005, quando foi exonerado. “Ele já teve passagem pela polícia, em 1995, por porte de arma, e os policiais não fizeram absolutamente nada”, comenta Liliana.
Liliana também contesta o promotor Marcelo Milani, que acusa a ex-namorada do coronel de ter sido a única pessoa a entrar no apartamento de Ubiratan no dia do crime.
“Não há nada nos autos para o promotor fazer essa afirmação. Além disso, a câmera do circuito interno do prédio onde moramos comprova que a Carla chegou às 21:06 de sábado e não saiu mais”, explica a mãe da ex-namorada do coronel. Segundo ela, em seu prédio há câmeras a cada 15 metros e seria impossível alguém entrar ou sair sem ser visto.
A mãe de Carla lembra ainda que, no primeiro depoimento, que o porteiro do prédio de Ubiratan, Voglan Rodrigues, disse à polícia que Carla teria deixado o local entre 22:30 horas e 23 horas. Porém, na segunda vez em que foi ouvido, admitiu não ter visto o rosto da pessoa que saiu. “Ele disse que uma pessoa pegou o elevador no 7º andar e foi embora logo, mas não viu quem era. O porteiro afirmou que apenas pensou tratar-se de Carla, embora tivesse estranhado o fato de ela não tê-lo cumprimentado”.
Já o outro porteiro, chamado Antônio, afirmou à polícia, segundo Liliana, que viu só o elevador subir para o 7º andar logo após Carla sair, por volta das 20 horas. Por isso imaginou que tivesse sido ela.
Segundo Liliana, em depoimento à polícia, a ex-assessora do coronel, Karina Rodrigues, afirmou ter certeza de que Ubiratan tinha uma namorada no prédio (isso consta da página 422 do inquérito), porque ele saía a pé, sem documentos ou dinheiro, dizendo que ia visitá-la. Karina morou no mesmo edifício entre 2004 e 2005.
A mãe de Carla ainda diz que no inquérito consta o depoimento de uma moradora que admitiu ter mantido relacionamento com Ubiratan.
MÃE CONTESTA VERSÃO DE QUE O CRIME OCORREU DIA 9
A advogada Liliana Prinzivalli, mãe de Carla Cepollina, afirma que em nenhum momento foi mencionado no processo que Ubiratan Guimarães morreu no início da noite de 9 de setembro. “Segundo o laudo da perícia, a morte ocorreu entre 18 e 20 horas após a chegada da equipe. Isso indica que, no mínimo, foi durante a madrugada de 10 de setembro”, observa.
Liliana afirma que os peritos que fizeram a necropsia também constataram que as hipóstases (depósitos de matéria orgânica, como urina), encontradas no corpo do coronel encontravam-se firmes (consta da página 1.324 do inquérito).
Outro detalhe que reforça a suposição de que o coronel morreu no dia 10 é a cor da pele dele. “A vítima não tinha no abdômen nenhuma das manchas verdes que aparecem cerca de 20 a 24 horas após a morte, demonstrando ter morrido a menos de 24 horas” (página 158 do inquérito).
“As fotos tiradas pela perícia mostram que o coronel estava com a pele rosada quando o corpo foi encontrado”, lembra a mãe de Carla.
Além disso, segundo Liliana, em seu depoimento à polícia, a delegada federal do Pará, Renata Madi afirmou que ligou para o apartamento do coronel às 19:05 de 9 de setembro e Carla estava calma. Segundo ela, “Carla atendeu com voz serena, como de hábito, e prontificou-se a chamar o namorado” (páginas 174 e 481 do inquérito).
Outro ponto contraditório sobre o horário da morte é o depoimento dos moradores do prédio. O vizinho do 7º andar disse ter ouvido barulho entre 18:30 horas e 19 horas, enquanto o do andar inferior fala em 19:15 horas.
Um tempo seco, calor em excesso, faz que tenhamos dificuldade para respirar. Com dor de cabeça, mal humorado, vou para o centro de SÃO PAULO. Na estação Metrô SÉ, observo 23 cartazes de deficientes físicos que atuaram no PARAPAN do RIO. São os chamados “INCLUÍDOS”, onde demonstra a tenacidade daqueles que vencem na vida apesar de todos os seus problemas.
Na Sociedade, começo a semana já pensando na reunião da Diretoria Executiva marcada para o dia 14 de setembro, sexta-feira, quando deveremos aprontar em definitivo um ofício que será encaminhado ao governador do Estado. Pode ser que tenhamos uma nova era na Sociedade. Não acredito muito, mas vamos fazer o possível para conseguir com que o MMDC fique atrelado à Polícia Militar.
Almoço com os oficiais do MMDS. O CAPITÃO CRISTIANO está eufórico porque sua esposa, FÁBIA, está grávida a três meses. Ela perdeu uma gestação no começo do ano e agora tenta dar um segundo filho para o CRISTIANO. MAJOR COLOMBO ajuda-me a pagar algumas contas da Sociedade, inclusive fazendo uma transferência de numerário da NOSSA CAIXA para o BANESPA. O MAJOR VICTÓRIO e o CAPITÃO CRISTIANO vão acertar vários pagamentos nesta tarde.
O presidente GINO STRUFFALDI está presente na Sociedade. Logo mais ele irá a uma sessão maçônica na LOJA ROMA. O CORONEL MENDES não comparece na Sociedade e não mantém contato telefônico conosco. O TENENTE CABRAL, da 5ª EM/PM, está “cobrando” a listagem das autoridades que irão receber a Medalha PEDRO DE TOLEDO na solenidade marcada para o dia 2 de outubro. Tudo está com ele e nada podemos fazer. Aconselho o CABRAL a manter contato com o CORONEL MENDES.
Com a saída do GINO, por volta das 16 horas, logo também deixo o MMDC, pois nada temos para fazer nesta tarde. A funcionária LILIAN não está passando bem por causa da poluição que invade o centro da cidade nesta tarde.   

Menos de nove meses depois de ser nomeado, MÁRIO JORDÃO TOLEDO LEME pediu hoje demissão do cargo de delegado-geral da Polícia Civil de SÃO PAULO, alegando razões de “foro íntimo”. JORDÃO entregou o cargo, segundo delegados ouvidos pelo ESTADO, por causa de problemas de relacionamento com o secretário da Segurança Pública, RONALDO MARZAGÃO.
JORDÃO e o secretário negam. “Ele (JORDÃO) considerou que não era mais conveniente o sacrifício de sua vida pessoal”, disse o delegado ANTÔNIO CARLOS BUENOS TORRES, um de seus assessores. A prova de que não haveria atrito é que o delegado estaria cotado para assumir em breve um cargo no governo. JORDÃO entregou a carta de demissão no dia 6. Naquele dia ocorreu mais um episódio embaraçante, envolvendo a Polícia Civil: a nomeação do delegado ANDRÉ DI RISSIO, preso três vezes por corrupção, como professor da Academia de Polícia.
MARZAGÃO negou que a nomeação de DI RÍSSIO tenha provocado a mudança. “Ele pediu exoneração alegando foro íntimo. Lamentei, mas aceitei sua saída”. O novo chefe da polícia serão delegado MAURÍCIO JOSÉ LEMOS FREIRE, um atirador de elite e especialista em operações de resgate, que dirigia o Departamento de Identificação e Registros Diversos (DIRD).
Apesar dos atritos, a saída de JORDÃO pegou o governo de surpresa – esperava-se que ocorresse no fim do ano. A cúpula não tinha um nome para substituí-lo. À tarde, cinco apareceram na loteria de apostas sobre quem substituiria o delegado-geral. O secretário-adjunto, LAURO MALHEIROS NETO, defendeu o nome de FREIRE e conquistou o apoio de MARZAGÃO.
Ex-executivo do BANK BOSTON, onde trabalhou com o atual presidente do BANCO CENTRAL, HENRIQUE MEIRELLES, JORDÃO chegou ao cargo credenciado pelas ações contra a criminalidade na CRACOLÂNDIA, centro de SÃO PAULO, enquanto ocupou a Seccional Centro. Defensor de uma ação integrada entre a Segurança e os demais órgãos da administração para a recuperação de áreas degradadas, caiu nas graças do então prefeito JOSÉ SERRA e dos secretários ALOYSIO NUNES FERREIRA (GOVERNO) e ANDREA MATARAZZO (SUBPREFEITURAS) – os dois últimos compareceram, no ano passado, à festa de aniversário do então delegado-seccional. Mas se os contatos políticos ajudaram JORDÃO, eles nem sempre eram bem compreendidos no meio. Provocavam ciúmes entre policiais graduados.  

O deputado estadual MAJOR PM Res SÉRGIO OLÍMPIO GOMES pediu hoje ao Ministério Público que apure eventuais crimes no uso de helicópteros da Polícia Militar por parte de autoridades. O JORNAL DA TARDE revelou que, de 1º de janeiro a 30 de abril, os aparelhos da PM foram mais empregados no transporte de autoridades (195 horas) do que em resgates (110 horas). Segundo a Casa Civil do Estado, o governador JOSÉ SERRA e secretários só usam helicópteros da PM “em deslocamentos oficiais” e, com isso, evitam alugar aeronaves, “com despesas incomparavelmente mais vultosas”. A Prefeitura afirmou que cedeu um helicóptero à PM e ele tem sido usado pelo prefeito GILBERTO KASSAB “sempre no interesse público”.

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal vão investigar o suposto envolvimento de um major aposentado da Aeronáutica na liberação das obras do OSCAR´S HOTEL, de propriedade do empresário OSCAR MARONI FILHO. Preso desde 14 de agosto, sob acusação de favorecimento e exploração de prostituição, formação de quadrilha e tráfico de mulheres, MARONI negou hoje ter subornado policiais civis para não fecharem o CLUBE BAHAMAS, na zona sul, do qual também é sócio. “Não paguei propina e me ferrei. Fui preso quatro vezes”.

O trem em que viajavam hoje os ministros das CIDADES, MÁRCIO FORTES, e da Secretaria Nacional dos PORTOS, PEDRO BRITO, foi atacado duas vezes a tiros por traficantes da FAVELA DO JACAREZINHO, na zona norte do RIO. O incidente obrigou os ministros, convidados e jornalistas a se jogarem no chão para se proteger. Os dois vistoriavam obras de remoção de favelas nas margens da ferrovia, ao lado do secretário estadual de Transportes, JÚLIO LOPES.

Forças de segurança colombiana prenderam hoje o maior líder do tráfico de drogas ainda em liberdade no país. DIEGO MONTOYA, conhecido como DOM DIEGO, era chefe do cartel do NORTE DO VALE – a última grande organização do narcotráfico colombiano e o maior fornecedor de cocaína e heroína para o mercado americano. Ele estava na lista dos dez homens mais procurados pelo FBI, ao lado de nomes como o do terrorista saudita OSAMA BIN LADEN.
Autoridades de BOGOTÁ qualificaram a prisão como a maior vitória na luta contra o narcotráfico desde a morte do chefe do cartel de MEDELLIN, PABLO ESCOBAR, e a prisão dos líderes do cartel de CALI, nos anos 1990.
DIEGO MONTOYA estava acima de JUAN CARLOS ABADÍA, o “CHUPETA”, na hierarquia do cartel do NORTE DO VALE, embora, segundo a polícia colombiana, ABADÍA viesse atuando com certa independência nos anos em que viveu no BRASIL.
MONTOYA estava foragido havia sete anos. Entre os crimes que lhe são atribuídos está a participação no massacre de 1991 em TRUJILLO, no qual foram mortos um padre e 107 trabalhadores rurais. Alguns foram assassinados com uma motosserra.

Um homem-bomba em um riquixá motorizado entrou hoje num mercado no sudeste do AFEGANISTÃO e detonou os explosivos que carregava, matando 28 pessoas, além dele próprio. Entre os mais de 60 feridos estão muitas crianças que vendiam doces e cigarros no local. O atentado ocorreu por volta das 18 horas no vilarejo de GERESHK, em HELMAND, uma das províncias mais violentas do AFEGANISTÃO. O líder distrital ABDUL MANAF KHAN disse que 15 civis e 13 policiais foram mortos. Médicos de hospitais da região afirmaram que o número de mortos deve aumentar porque muitos feridos encontram-se em estado grave.

Ignorando uma ordem da Suprema Corte paquistanesa, o presidente PERVEZ MUSHARRAF enviou hoje soldados para prender e exilar seu rival político, o ex-primeiro-ministro NAWAZ SHARIF, poucas horas após ele aterrissar no aeroporto de ISLAMABAD.
Acusado de corrupção e de lavagem de dinheiro, SHARIF foi colocado em um avião com destino a JEDDAH, na ARÁBIA SAUDITA. Após um exílio de sete anos em LONDRES, o ex-premiê voltava ao país para desafiar MUSHARRAF nas eleições presidenciais de outubro.

MORRE A VETERANA JANE WYMAN, estrela dos anos 1940 e 1950. Ela estava com 93 anos e é lembrada por FARRAPO HUMANO, pelo OSCAR em BELINDA e por ter sido casada com RONALD REAGAN.
Nos anos 1980, a imprensa americana adorava publicar fofocas como a seguinte. RONAL REAGAN, como presidente dos EUA, podia ser o homem mais poderoso do mundo, mas ganhava apenas 200 mil dólares por ano. Sua ex-mulher, a atriz JANE WYMAN – que o dispensara, pedindo o divórcio – retomou a carreira e, fazendo uma participação no seriado de TV “FALCON CREST”, ganhava oito vezes mais do que ele, 1,6 milhão de dólares ao ano. JANE WYMAN morreu hoje pela manhã, em sua casa, em PALM SPRINGS.
Ela nasceu SARAH JANE FOLKS, no MISSOURI, em 1914. Começou como corista, dançando em espetáculos musicais. Não era particularmente bela. JANE WYMAN talvez pertença a uma categoria muito particular de estrelas que irromperam em HOLLYWOOD nos anos 1940, após a 2ª GUERRA. Ao contrário das figuras glamourosas dos anos 1930, ela tinha um prosaico tipo familiar. Como DOROTHY McGUIRE, encarnava à perfeição a esposa suburbana.
Foi assim que, contratada pela UNIVERSAL, foi emprestada à PARAMOUNT para fazer a mulher de RAY MILLAND num filme (noir) que se tornou clássico- FARRAPO HUMANO, de BILLY WILDER, que ganhou os principais OSCARs de 1945. A própria JANE WYMAN ganharia a estatueta de melhor atriz em 1948, por sua interpretação de uma garota muda que era vítima de estupro em BELINDA, de JEAN NEGULESCO. Sua carreira inclui filmes assinados por CLARENCE BROWN (VIRTUDE SELVAGEM, de 1946), ALFRED HITCHCOCK (PAVOR NOS BASTIDORES, de 1950) e DOUGLAS SIRK (MAGNÍFICA OBSESSÃO e TUDO O QUE O CÉU PERMITE, no biênio 1954/1956).
O último tornou-se o modelo para LONGE DO PARAÍSO, de TODD HAYNES. JANE WYMAN fazia uma viúva negligenciada pela família – o filho lhe dava uma TV para mitigar seu isolamento, uma profética antecipação do diretor SIRK do que ocorreria com tantos idosos solitários nos anos e décadas seguintes. No que virava motivo de escândalo para seu grupo social, ela tinha um affair proibido com o jardineiro, interpretado por ROCK HUDSON. JANE era muito eficiente ao encarnar personagens sentimentais e românticas, mas HITCHCOCK, no livro com a entrevista que concedeu a FRANÇOIS TRUFFAUT – HITCHCOCK TRUFFAUT -, a responsabiliza pelo fracasso de PAVOR NOS BASTIDORES.
Segundo o mestre, JANE não se conformava de interpretar uma mulher sem graça, cujo brilho era ofuscado pela estrela MARLENE DIETRICH (afinal, era um filme ambientado no mundo do teatro). JANE procurava ficar bonita, a cada cena, indo contra as indicações do diretor, que confessa que terminou por se aborrecer com o filme. A própria JANE creditava a outro tipo de aborrecimento, o fim da união com REAGAN. Como presidente do Sindicato dos Atores, ele só queria falar de questões sindicais. “Ficou muito chato”, queixava-se JANE. REAGAN se vingou. Em sua autobiografia, dedica apenas duas linhas à mulher com quem foi casado por nove anos e uma delas é para dizer que ela era contratada da WÁRNER.    

Com o segundo título do US OPEN, sábado, dia 8 de setembro, JUSTINE HENIN se firmou na liderança do ranking (5.200 pontos). Já MARIA SHARAPOVA, derrotada nas oitavas-de-final, trocou de lugar com SVETLANA KUZNETSOVA, finalista em NOVA YORK (3.780), que subiu de quarto para o 2º posto. No masculino, ROGER FEDERER segue na liderança.

Um derrame cerebral freou ANITA RODDICK prematuramente. Aos 64 anos, a empresária que acreditava em paixão e magia no trabalho morreu, depois de ser internada com dor de cabeça. Tinha duas filhas com o marido e sócio escocês GORDON RODDIK. Segundo ANITA, GORDON era “quem fazia” e ela “quem sonhava”. No auge, a BODY SHOP teve mais de 2.100 lojas em 55 países, funcionando em 12 fusos horários diferentes e onde se falavam 24 línguas.
ANITA LÚCIA PERILLI nasceu em 1942, em LITTLEHAMPTON, a duas horas de LONDRES, filha de imigrantes judeus italianos. Trabalhava na cafeteria da família quando criança. ANITA achava quase impossível ensinar alguém a ser empreendedor. “Não se ensina a obsessão. Dificilmente algum rico se torna empreendedor, eles não têm a fome necessária, nunca estiveram à margem”, dizia. Seus ídolos eram MAHATMA GANDHI, MARTIN LUTHER KING e MALCOLM X, por terem sido guiados pela ação e pelas idéias. Baixa, atraente e musculosa, ANITA tinha 34 anos quando criou a BODY SHOP, em 1976. O marido, GORDON, estava longe realizando um sonho antigo. Viajava a cavalo de BUENOS AIRES a NOVA YORK, projeto que duraria dois anos. ANITA teve a idéia de vender cremes e loções para o rosto e o corpo em pequenas embalagens. Usou frascos de plástico, desses usados para coletar urina, amigos a ajudaram a etiquetar e assim lançou modestamente 25 produtos. Além de usar receitas caseiras da mãe, que reciclava tudo desde a Segunda Guerra Mundial, ANITA experimentou uma receita da atriz JULIE CHRISTIE, que batia alface cozida com abacate para passar no rosto. E outra de MARLENE DIETRICH: cinzas de velas como sombra para os olhos.
A BODY SHOP, em sua gestão, chegou a ter parcerias com 37 comunidades no mundo, estimulando o óleo de gergelim da NICARÁGUA, a manteiga de cacau de GNA, a juta de BANGLADESH, as castanhas dos caiapós brasileiros. Em 2003, ANITA deixou de ser presidente da empresa. Sentia-s uma “metralhadora velha’, mais radical que seus executivos. Virou consultora e passou a denunciar os crimes das grandes corporações e o trabalho infantil. No ano passado, começou campanha para alertar contra a hepatite C. Descobriu ter o vírus em 2004. Ela supunha ter contraído a doença em transfusão de sangue após o parto em 1971. Ultimamente, dedicava-se à caridade. Os únicos produtos de beleza em sua mesas de cabeceira, na casa no meio da floresta em LITTLEHAMPTON, continuavam sendo sal, óleo e mel. A única concessão que fazia ao modelo tradicional de beleza era pintar os cabelos, que continuavam fartos e escuros. Jamais se permitiu ficar grisalha. 

2 008    :      -    QUARTA-FEIRA
O trabalho do PEDRO, ontem à noite, que terminou tarde, obrigou-me a ficar até a madrugada no computador, colocando minhas memórias em dia. Isso faz com que levante tarde e tenha pouco tempo para resolver os problemas caseiros, antes de sair de casa e embarcar num ônibus com direção à ARMÊNIA.
Está marcada uma reunião do CONSELHO SUPERIOR para 14 horas. O ROMAGNOLI chega bem antes e discutimos a esdrúxula situação de REGINA CELENTANO. Por decisão judicial, em 2ª Instância, ela está para ser reintegrada como conselheira da Sociedade. No entanto, em 2006, por falta de pagamento das mensalidades, foi ela excluída do quadro de associada. Como fazer caso ela queira retornar ao MMDC?
Vou almoçar com VICTÓRIO, CRISTIANO e DANILO. Isso tem certa urgência para que possa participar da reunião com GINO STRUFFALDI, FERNANDO DAVID e CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA. A reunião do CONSELHO SUPERIOR é secretariada pelo ROMAGNOLI.
Exposto a problemática da sentença judicial dando ganho de causa para a indesejável REGINA CELENTANO, que praticou atos imorais na Sociedade, no tempo da presidência do CORONEL CANAVÓ, o caso é discutido e se chega a conclusão de que devemos solicitar gratuidade no processo, pois a Sociedade não tem fins lucrativos e passa por situação difícil no aspecto financeiro. O ROMAGNOLI fará essa parte.
Como estou na Sociedade há mais de doze anos e peguei todos os episódios que levaram à expulsão de REGINA CELENTANO do quadro de conselheiros da Sociedade, sou obrigado a dizer que o juiz que examinou o processo não se interessou pelos atos danosos dela ao MMDC (conduta imoral, tráfico de influência, calúnia de conselheiros, difamação,etc,etc) mas sim o firme propósito de protegê-la, a troco do cometimento de uma grande injustiça para com a Sociedade. O resultado é inócuo: por falta de pagamento foi excluída como associada e seu suposto retorno é uma fantasia, já que não pode ser realizado. Seria uma verdadeira comédia. No momento vai-se ganhar tempo. Mas deveremos ter brevemente uma resposta definitiva do poder judiciário. Esse processo teve início em 2000. O advogado CARRARO, quando se viu perdedor da lide, resolveu se afastar e deixou o ROMAGNOLI com a batata quente na mão. 
COLOMBO vem até o MMDC, juntamente com CRISTIANO e DANILO. Ainda vou resolver certas dúvidas com relação ao desfile de 14 de setembro no bairro do IPIRANGA. A concentração será num estacionamento que tem perto do MUSEU, por volta das 8:30 horas. Em seguida avisamos o filho do Senhor DOMINGOS ANGERAMI (veteraníssimo de 32, que no dia 4 de dezembro irá completar 101 anos), dona ORIVALDA (filha do OSVALDO DIANA) e ALEXANDRE (neto de dona DIRCE).
Telefona-me o CAPITÃO DEMÍTRIUS, da 4ª Seção do Estado Maior, convidando-me para uma reunião no Quartel do Comando Geral, às 10 horas de amanhã. A ILUME está propondo a iluminação do entorno do Monumento Mausoléu e esse serviço será realizado, caso aprovado nessa reunião, antes do 2 de outubro. Aviso o GINO dessa reunião.
Também mantenho contato telefônico com o CORONEL PM NELSON DE ALMEIDA, chefe da Assistência Militar do Tribunal de Justiça. Ele já sabia dessa reunião no QCG e quer sabe se tenho novidades sobre a reforma do telhado da sede da Sociedade. Nenhuma notícia nova foi ventilada a esse respeito. 

Numa noite de horrores, o BRASIL voltou a jogar o futebol irritante e medíocre que tem caracterizado a seleção desde que DUNGA assumiu o comando da equipe, em agosto de 2006. E o público carioca, exigente, e atento à falta de talento e de empenho da equipe – a atuação contra o CHILE, domingo, foi uma exceção – acabou não prestigiando o empate (0 a 0), no ENGENHÃO, contra o brioso, mas limitado time da BOLÍVIA, lanterna da Eliminatórias. Contrariada, a torcida pediu em coro a demissão do treinador.

A Justiça Federal decretou bloqueio de 545,79 milhões de reais da OPPORTUNITY, alvo maior da OPERAÇÃO SATIAGRAHA – que apontou o banqueiro DANIEL DANTAS, controlador do grupo, como envolvido em suposto esquema de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha.

Pelo menos 52 agentes da ABIN foram cedidos para dar apoio à OPERAÇÃO SATIAGRAHA, a investigação que, em julho, sob comando do delegado PROTÓGENES QUEIROZ, levou à prisão o banqueiro DANIEL DANTAS e mais 13 pessoas, todas liberadas depois pelo Judiciário. A revelação foi feita pelo diretor afastado do Departamento de Contra-Inteligência da ABIN, PAULO MAURÍCIO FORTUNATO PINTO, em depoimento à CPI DOS GRAMPOS, na Câmara, em BRASÍLIA. Ele disse que houve descontrole no comando de PROTÓGENES e negou que a agência tenha participado de grampos telefônicos.

A “tropa de choque” do PCC vai ser solta. Assim é conhecido pela polícia o grupo montado em parceria com o COMANDO VERMELHO (CV) para uma das mais ousadas ações do crime organizado já feitas no Estado: tomar de assalto um presídio e soltar 1.279 presos, incluindo o seqüestrador JORGE DE SOUZA, o CARIOCA, integrante do CV. A 1ª TURMA do Supremo Tribunal Federal, por unanimidade e com aval do Ministério Público Federal, concedeu ontem hábeas corpus para nove integrantes do bando, estendendo a eles o HC que já havia sido dado a RAFAEL FERNANDO DA SILVA, de 26 anos, em abril. A razão de o STF ter concordado em soltar os acusados é o fato de os réus estarem presos a quatro anos sem que nem mesmo a instrução do processo – fase em que são recolhidas as provas e depoimentos – tivesse sido concluída. O motivo de tanto atraso, como ressaltou o ministro CARLOS AYRES BRITO em seu voto, não foi nenhuma ação protelatória dos defensores dos réus, mas o fato de que muitas audiências foram canceladas e remarcadas por “falta de efetivo estatal para apresentação de presos ao juízo criminal, tendo em vista a alta periculosidade dos agentes”. Ou seja, não havia escolta policial suficiente para levar os presos com segurança do presídio ao tribunal.    

A explosão de um gasoduto na região do CHACO, no sul da BOLÍVIA, afetou hoje o fornecimento de gás natural para o BRASIL e aprofundou a crise entre setores da oposição e o governo do presidente EVO MORALES. A estação petrolífera YPFB informou ter sido obrigada a cortar cerca de 10% das exportações do produto para o BRASIL por causa do incidente, que as autoridades bolivianas qualificaram de “atentado terrorista”. Desde a semana passada, grande parte da população dos departamentos opositores de SANTA CRUZ, TARIJA, BENI, PANDO e CHUQUISACA ameaçavam cortar a distribuição do gás para o BRASIL e para a ARGENTINA.

Cientistas de todo o mundo conseguiram hoje dar o pontapé inicial para o que promete ser o maior experimento da história: recriar as condições existentes menos de 1 segundo após o BIG BANG e encontrar respostas sobre as partículas elementares do Universo. “Entramos em uma nova era para a ciência”, comemorou ROBERT AYMAR, diretor da Organização Européia para Pesquisas Nucleares (CERN), entidade que promoveu a construção do maior acelerador de partículas do mundo, o LARGE HADRON COLLIDER (LHC), no GRANDE COLISOR DE HÁDRONS. Hoje, os cientistas conseguiram fazer circular com sucesso feixes de prótons pelo anel de 27 quilômetros de circunferência contendo 9.600 imãs cilíndricos e resfriado a -271ºC, uma temperatura mais fria do que o espaço interestelar.

FALECIMENTO DO CORONEL PM Res JOSÉ CARLOS CLEMENTE

Nota de Falecimento. Enviado por: "Di Sessa" disessaclaudio@yahoo.com.br   disessaclaudio

Qua, 10 de Set de 2008 10:19 pm Tomei conhecimento agora há pouco do falecimento e cremação do corpo do Cel Res José Carlos Clemente, que se encontrava internado no HPM, motivada, pelo que soube, de uma infecção provavelmente generalizada. Sua morte teria ocorrido ontem(9).

2 009    :   -    QUINTA-FEIRA
JORNAL DA TARDE: CARLA DIZ ESTAR “TRANQUILA” COM DECISÃO NO TJ – até outubro, três desembargadores devem decidir se mandam ou não advogada a júri.
A advogada CARLA CEPOLLINA, de 42 anos, apontada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público como responsável pelo tiro que matou o CORONEL UBIRATAN GUIMARÃES em 2006, disse que não irá apresentar nenhum tipo de defesa no julgamento do recurso impetrado pela acusação, que está previsto para ser analisado até o final do mês de outubro no Tribunal de Justiça. A acusação quer que os desembargadores reformem a decisão do juiz do 1º Tribunal do Júri, ALBERTO ANDERSON FILHO, que impronunciou CARLA por falta de provas na morte do coronel.
“Eu não preciso de nenhum elemento novo para apresentar em minha defesa. Quem tem que apresentar alguma coisa contra mim é acusação. Só que eles não irão conseguir: eu não matei ninguém”, reafirmou a advogada. Na época do crime, ela namorava o coronel.
Mais uma vez, a advogada ratificou que não existe uma só única prova que possa incriminá-la. Ela lembrou também da decisão do juiz do 1º Tribunal do Júri. “Estou bastante tranqüila. A decisão do doutor ANDERSON mostra que não tenho nada a ver com o crime. O doutor ANDERSON é um juiz experiente e  com uma carreira brilhante”, completou CEPOLLINA.
Ontem completaram três anos do assassinato de UBIRATAN.
  
Leio, pela Internet, o decreto que transfere oficiais superiores (coronéis):
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
Decreto de 9-9-2009
Transferindo, por conveniência do serviço:
o Cel PM 771276-6 Ernesto de Jesus Herrera, da DL, para a DF;
o Cel PM 771818-7 Carlos Botelho Lourenço, do CPA/M-10, para a DL e
o Cel PM 790575-A Leonardo Torres Ribeiro, do CPM, para o CPA/M-10.

O CORONEL ISAAC, que foi meu colega no CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA, em 1987, manda-me a seguinte mensagem:
Oi Mario é muito legal a noite relembrar fatos do passado lendo as suas memórias. Ontem dia 09/09 li uma sobre o Capítão Menezes que morreu no acidente do Ultraleve, acidente que infelizmente presenciei e aconteceu em São Jose dos Campos, mais precisamente no pátio do então CPAI-1, tendo como Cmt do Cel Felicio Buonamicci. O Capitão Menezes, não sei se você sabe, é sobrinho do Cel Orlando Menezes e do Cel João Carlos de Menezes. Estou esperando as memórias do nosso período do CSP/1987. O Pasin tb esta acompanhando as memórias. Um abraço do companheiro CSP/87 Isaac.

Telefona-me o CORONEL PM Ref ODAIR OLIVEIRA CONCEIÇÃO que no mundo virtual é conhecido como “CMT HORÁCIO”. Escritor, cronologista, tem oferecido excelentes “reflexões” e “crônicas” e está escrevendo o romance “A RUIVINHA”, que ele manda para os amigos virtuais em capítulos. Durante meia hora estivemos lembrando nossos tempos de CPAM-1, na época em que o CORONEL PM Ref GUNTHER ALFANO CLAUSSEN era o Comandante. Lembramos muitos amigos e tocou a “hora da saudade” nesta manhã. 

Melhora bem o tempo, levando as desgraças do temporal de 9 de setembro para a vala do esquecimento, pelo menos para o povo, já que os desgraçados que sofreram a fúria das águas não vão esquecer tão cedo o que passaram.
Na Sociedade encontro nossa funcionária com um problema: deverá levar seu filho LUCAS até a CRUZ AZUL no horário das 14 horas. Ela está preparando os móveis que deverão ser trocados amanhã por aqueles que iremos receber do Tribunal de Justiça.
Recebo um telefonema do CAPITÃO ROSAS. Ainda não saiu o Edital de Convocação para a Assembléia Geral Eleitoral do Núcleo de GUARULHOS. Ele quer realizar uma solenidade para comemorar os 77 anos do Encerramento das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932, ainda neste mês. Deverá se entender com o CORONEL PM MENDES a respeito de medalhas que deverão ser entregues nesse evento.
Preparo a pauta para uma reunião extraordinária da Diretoria Executiva que deverá acontecer amanhã, por volta das 11 horas. Os diretores irão estudar a questão do Museu “MARIA SOLDADO” passar em comodato para o MUSEU DE HISTÓRIA DE SÃO PAULO, conforme o proposto pelo escritor VIDIGAL PONTES.
Mais tarde, já em casa, recebo o e-mail do GINO:
Prezado Cel. Ventura.- Ontem, após passar o dia inteiro apanhando do computador a ponto de desistir de fazer alguma coisa útil, decidi procurar,  na Internet, a música do Paris Belfort.- Tive a satisfação de encontrar o seu relato a respeito da nossa Revolução. O assunto chamou minha atenção por citar "77 anos passados" e depois de verificar estarem citados informes de que sempre necessitei, vim a saber que era de sua autoria. - Tenho feito palestras não muito interessantes, mas pretendo "chupar" muitos dados do seu trabalho, principalmente no caso de conseguir agendar uma palestra em algum comando das Forças Armadas, quando serão necessários dados corretos para demonstrar que a Revolução não foi separatista, etc.-
Meus cumprimentos e desde já, peço permissão para, como disse "chupar" os informes. Mesmo que eu não venha a fazer palestras nas FF.AA. terei recursos para melhorar consideravelmente minhas mini-palestras costumeiras.- Um grande Abraço - Gino

ANSELMO DUARTE recebeu alta do INCOR, após algumas semanas internado. Tinha problemas na bexiga e no coração; um quadro grave que terminou estabilizado e revertido. Ele é figura histórica do cinema feito no BRASIL. Nascido em SALTO, no interior paulista, em abril de 1920, iniciou a carreira como ator – era um respeitável galã de nossas telas, ali pelas décadas de 1940/1950.
Foi exercendo a direção, todavia, que ele conquistou suas maiores distinções, sendo a mais ilustre a PALMA DE OURO no Festival de CANNES de 1962, com o filme O PAGADOR DE PROMESSAS, primeiro e único longa brasileiro a faturar o prêmio máximo no evento francês.
Protagonizado por LEONARDO VILLAR e com GLÓRIA MENEZES no elenco, O PAGADOR DE PROMESSAS disputou ainda o OSCAR de melhor fita estrangeira. Muitíssimo apreciada internacionalmente, a obra ficou também marcada por ter sido alvo de críticas por parte da turma do Cinema Novo, controvérsia nunca de todo resolvida e talvez algo superestimada, desde a época.
A estréia de ANSELMO DUARTE como cineasta se deu com a comédia ABSOLUTAMENTE CERTO (1957), no qual também atuou. Após PAGADOR, dirigiu filmes como VEREDA DA SALVAÇÃO (1964), que competiu em CANNES, mas teve boa acolhida no Festival de BERLIM, UM CERTO CAPITÃO RODRIGO (1971) e O CRIME DO ZÉ BIGORNA (1977).
A última vez em que esteve por trás das câmeras foi em OS TROMBADINHAS (1979). Seus trabalhos seguintes, até a aposentadoria no final dos anos 1980, foram todos como ator. ANSELMO DUARTE, de toda maneira, jamais repetiu a aclamação de O PAGADOR DE PROMESSAS. A notícia da recuperação, no entanto, representa uma oportunidade para relembrar (ou conhecer) sua obra, e não só o prêmio mais vistoso.  

A PM não vai mais registrar ocorrências policiais. Resolução do secretário da Segurança Pública, ANTÓNIO FERREIRA PINTO, publicada hoje no Diário Oficial, determina que essa atividade seja feita só pela Polícia Civil. Havia seis anos que, em caráter experimental, a PM fazia isso nos casos de menor poder ofensivo na zona leste de SÃO PAULO e da região de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Agora, autor, vítima e testemunhas terão de ir às delegacias.
“A medida acaba com antagonismos entre as polícias”, disse SÉRGIO ROQUE, presidente da Associação dos Delegados. Esse foi um dos argumentos da secretaria para acabar com a experiência. Segundo a Constituição, cabe à PM o policiamento ostensivo e, à Civil, a investigação.
“A PM não quer ocupar espaço, mas aumentar a eficiência do sistema”, disse o CORONEL PM Res CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, ex-comandante geral da PMESP.

O turista italiano acusado de praticar “estupro a vulnerável” contra a própria filha, de 8 anos, na piscina de uma barraca de praia, em FORTALEZA, foi solto hoje. Ele terá de voltar imediatamente para a ITÁLIA. Essa foi uma das condições da juíza CRISTIANE MARIA MARTINS PINTO DE FARIA – que responde interinamente pela 12ª Vara Criminal do Estado do CEARÁ – para aceitar o relaxamento de flagrante.
O pedido havia sido feito há uma semana pelo advogado FLÁVIO JACINTO. A juíza tomou por base o parecer favorável à soltura elaborado pelo promotor AMSTERDAN DE LIMA XIMENES. Segundo ele, os funcionários da barraca citados como testemunhas pelo casal de turistas brasileiros, autores da denúncia contra o italiano, negaram ter visto algo além de brincadeiras entre pai e filha na piscina. Diante da falta de provas e da negativa das testemunhas, o promotor disse que não haveria como tomar outra posição.    

12 mil metalúrgicos de montadoras de SÃO BERNARDO como FORD, SCANIA, MERCEDES-BENZ e outras cruzaram os braços em uma manifestação próximo à Rodovia ANCHIETA durante o período da manhã.
Na GM de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, a produção foi paralisada durante todo o dia. Todos os 8.500 empregados da empresa não trabalharam. Os 7.200 funcionários da VOLSKWAGEN e FORD de TAUBATÉ aprovaram estado de greve. As últimas paralisações foram feitas nos dia 4 e 8 de setembro.

Cinqüenta barracos que corriam risco de desmoronamento no MORRO DO SOCÓ, em OSASCO, foram demolidos hoje. Eles estavam interditados desde a terça-feira, dia 8 de setembro, quando um deslizamento de terra atingiu quatro barracos e provocou a morte de quatro pessoas. Das 50 famílias que moravam na área, 20 foram encaminhadas para um abrigo e 30 preferiram ir para casas de parentes.
O sepultamento do corpo da dona de casa ROSEMEIRE DOS SANTOS, de 28 anos, e de seus filhos MATEUS, de 8; ISAAC, de 7, e TAINARA, de 3 anos, ocorreu hoje, às 13 horas, no Cemitério SANTO ANTÔNIO, em OSASCO. Os quatro foram enterrados sob o olhar de parentes, amigos e curiosos. O pai de TAINÁ, o ajudante de coleta de lixo NIVALDO DE LIMA, de 42 anos, carregou o caixão da filha. O caixão de MATEUS foi levado pelo pai, o motorista CLÁUDIO APARECIDO BUENO, de 42 anos.

Dono de uma ficha criminal com mais de dez metros de comprimento, ÂNDERSON DE SOUZA ABREU, de 29 anos, o CAVEIRINHA, foi recapturado ontem à noite por investigadores do 74º DP (PARADA DE TAIPAS). O criminoso, apontado pela Polícia Civil como integrante do Primeiro Comando da Capital, é condenado a 70 anos por seis homicídios e estava foragido desde 18 de dezembro de 2006. Os policiais investigavam o paradeiro de CAVEIRINHA havia dois meses. A equipe de investigadores do delegado titular JOSÉ EDUARDO VERANO NAVARRO, do 74º DP, recebeu a informação de que o criminoso vivia escondido e com nome falso entre os bairros de PARADA DE TAIPAS e PERUS, ambos na zona norte da capital. Na mesma noite da prisão, o criminoso foi transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de SÃO BERNARDO.

Como resposta aos ataques contra bases policiais e ônibus em SALVADOR, a Secretaria da Segurança Pública da BAHIA transferiu hoje 14 detentos de quatro presídios da BAHIA para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de CATANDUVAS, no PARANÁ. Dois dos presos foram enviados em vôos comerciais, pela manhã, e 12 em um avião da Força Aérea Brasileira, acompanhados por agentes da Força Nacional de Segurança, no início da tarde. Eles são acusados de coordenar, de dentro de unidades penais, a série de atentados registrados na cidade desde a madrugada da segunda-feira, dia 7 de setembro.

O Conselho Mundial da FIA começará no dia 21 de setembro, em PARIS, o julgamento da equipe RENAULT conhecendo já o resultado final. O veredicto e a pena começaram a ser discutidos hoje, em MONZA, onde amanhã se inicia a disputa do GP DA ITÁLIA, 13ª etapa do campeonato, com os primeiros treinos livres. O depoimento de NELSINHO PIQUET à FIA, disponibilizado na Internet, hoje, caiu como uma bomba na Fórmula 1.
O ex-piloto da RENAULT confirma no documento entregue à FIA quatro dias depois de seu desligamento da escuderia – após o GP DA HUNGRIA deste ano, em 26 de julho – sua participação na vitória de FERNANDO ALONSO, seu companheiro, em CINGAPURA, no ano passado, ao provocar o acidente que causou a entrada do safety car. NELSINHO dá detalhes: “Estava emocionalmente muito frágil, por isso concordei em atender ao pedido de FLÁVIO BRIATORE e PAT SIMONDS (diretores da RENAULT) de comprometer minha corrida para ajudar a equipe.” Ele diz, porém, não ter recebido garantia de que o “despreendimento extremo” lhe renderia necessariamente a renovação do contrato. “Em nenhum instante recebi a certeza de que isso me manteria na equipe. Mas fiz porque achei que me fortaleceria no time.”

2 010     :        -       SEXTA-FEIRA
Olá, Coronel Ventura,
Realmente eu estou mto interessada nesse caso, a minha mãe tinha uma revista Veja ( se eu não me engano) que falava sobre esse caso. È Ulian sim, e sobre a OTA (Organização Terrorista do Aterrado ao qual ele fazia parte ou chefiava) que assombrou Volta Redonda/ RJ por volta dos anos 90. Essas histórias marcaram a minha infância, eu estava beirando os 12 anos e escutava mto falar sobre, pois na época era só o que falavam, mais derepente o assunto foi abafado ( assim como mtos outros casos no Brasil) fico curiosa pra saber o desfecho. Em seu blog, existe um comentário sobre a captura do Ulian. Ele estava na Itália com passaportes falsos. Ulian Marczuk Schettino.
Se tiver mais alguma informação sobre esse caso (Ulian/Ota), por favor, lembre-se de mim.
E sobre os convites, gostaria mto de poder prestigiar, mas vai ficar contra mão pra mim, pois moro em outro estado. (RJ).
Até mais .e obrigado!
Aguardo ansiosa pelo próximo e-mail.

Chego tarde na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Vou almoçar na AORRPM em companhia de vários oficiais. Lá também almoçam hoje o Deputado Estadual MAJOR PM OLÍMPIO, o CORONEL PM Res RICARDO JACOB e outros companheiros. Na tarde, tenho certos problemas com o BANCO DO BRASIL, agência situada no prédio do Corpo de Bombeiros da SÉ. Recentemente solicitei a transferência de minha conta, da Agência da TIRADENTES, para essa agência. Isso demorou um bocado. Com o recebimento do cartão passei a fazer algumas transações com a nova agência e somente hoje, na companhia do OLIVEIRA, é que percebo que o dinheiro retirado e o pagamento de uma certa conta foram onerar o limite permitido pelo banco. É que o saldo da conta anterior não foi transferido até hoje para a agência dos bombeiros. Essa situação me faz perder tempo e me sinto prejudicado mais uma vez. Anteriormente quando ainda se chamava NOSSA CAIXA tive muitos dissabores com a agência da TIRADENTES.
Nesta sexta-feira não tenho contato com o MENDES (acha-se em viagem para MINAS GERAIS) e com o GINO (hoje cedo ele passou pela Sociedade em busca de envelopes para confecção de convites para o dia 2 de outubro, que está fazendo em sua casa). Chegam os currículos do JOSÉ D´AMICO e PEDRO PAULO PENNA TRINDADES para o recebimento da Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” no dia 2 de outubro. 

Faleceu ANTÔNIO CARLOS ALVES DE ARAÚJO, uma personalidade afável e leve, capaz de tornar o ambiente agradável, algo que marcou de forma serena os amigos que fez na FACAMP – FACULDADE DE CAMPINAS – instituição que administrou durante 11 anos, de 1999 a 2010. Antes, porém, em meados dos anos 1970, trabalhou na Corretora CONVENÇÃO, onde conheceu o economista LUIZ GONZAGA BELUZZO. A amizade de ambos atravessou três décadas. “Trabalhávamos juntos lá e éramos velhos amigos. E sua paixão era a faculdade”, contou BELUZZO. Deixa mãe, WILMA e dois fihos, MARCELO e ANDRÉ, irmãos e noras, que carinhosamente o chamavam de “KÔ”.

Depois de “surfarem” por 17 km sobre um furgão da Secretaria da Administração Penitenciária, na Marginal do TIETÊ, entre a Ponte ARICANDUVA e o acesso da Rodovia dos BANDEIRANTES, quatro presos pularam do caminhão e fugiram. O motorista JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA FRANCO alega que só deu pela falta dos presidiários quando chegou ao Centro de Detenção Provisória (CDP) da PINHEIROS, na zona oeste. A fuga aconteceu por volta das 4:20 horas. Uma viatura do Comando de Policiamento de Trânsito voltava do velório de um PM e, na pista expressa da Marginal TIETÊ, próximo à Ponte ARICANDUVA, na zona leste, avistou cinco presos no teto do furgão da SAP sem escolta da Polícia Militar. O veículo circulava na pista expressa, sentindo zona oeste. O policial militar condutor da viatura do CPTran ligou a sirene, buzinou e deu até sinal de luz para o motorista do furgão. O funcionário da SAP, no entanto, acelerou o veiculo. O PM não conseguiu entrar na pista expressa e tentou acompanhar o furgão pela pista local. Porém, no acesso à Rodovia dos BANDEIRANTES, ele perdeu o contato visual com o caminhão. Logo depois da passagem do acesso à rodovia, a viatura do CPTran visualizou novamente o furgão. Mas apenas um detento estava em cima do veículo. Ele viu os policiais e entrou no compartimento de presos. Os outros quatro tinham fugido. Os PMs seguiram o furgão até o CDP 2 de PINHEIROS. Segundo os policiais militares, FRANCO, ao notar que chegaram ao destino 22 dos 26 presos transportados, passou a dizer frases desconexas.
O furgão da SAP saiu da Penitenciária JOSÉ PARADA NETO, em GUARULHOS para levar 13 presos ao CDP 2 de PINHEIROS e outros 13 para o CDP 3. O motorista estava acompanhado de um agente penitenciário. Há suspeitas de que os presidiários não estavam algemados. Eles chegaram ao teto do veículo pela saída de ar. De acordo com a PM, o agente penitenciário LARA SÉRGIO DE PINHEIRO era o responsável pelo fechamento do compartimento de presos e pela colocação de cadeados nas portas do furgão. Em nota, a SAP afirmou que a administração do presídio não fez uso de escolta e considerou o episódio como inaceitável, irregular e de natureza grave. A nota diz que os presos estavam no seguro (isolamento), foram jurados de morte, ameaçaram se rebelar e por isso foram transferidos. O caso foi registrado no 91º DP (CEASA). Segundo o delegado WALTER DUALIB, os foragidos são: LUÍS CARLOS ALMEIDA SOUZA, JÚLIO CÉSAR DIAS DE SOUZA, PÉTERSON NUNES CRUZ e ROBERTO VÍTOR DE QUEIROZ. No momento da fuga, o diretor-geral da unidade, ANICETO FERNANDES LOPES, voltava de JUNDIAÍ, onde participou da inauguração de um CDP junto com o secretário da Administração Penitenciária, LOURIVAL GOMES.

Um governo inteiro atrás das grades e sob investigação por corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, ocultação de bens, tráfico de influência, fraude em licitações públicas e formação de quadrilha. Esse foi o saldo final da OPERAÇÃO MAOS LIMPAS que a Polícia Federal deflagrou no AMAPÁ, hoje pela madrugada, quando prendeu o governador PEDRO PAULO DIAS (PP), que era candidato à reeleição, e o ex-governador WALDEZ GÓES (PDT), que disputava uma vaga ao Senado. Ao todo, a PF prendeu 18 pessoas com autorização do ministro do Superior Tribunal de Justiça, JOÃO OTÁVIO DE NORONHA, que preside o inquérito desde que as investigações, iniciadas em agosto do ano passado, alcançaram a cúpula do governo do Estado. O governo foi entregue hoje ao presidente do Tribunal de Justiça do AMAPÁ, o desembargador DÔGLAS EVANGELISTA RAMOS. O terceiro na linha sucessória, o presidente da Assembléia Legislativa, JORGE AMANAJÁS (PSDB), está impedido de assumir o Executivo porque concorre ao governo do Estado, mas também foi obrigado a acompanhar a PF. Submetido a interrogatório e liberado.
A OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS detectou que, sob o comando do próprio governador PEDRO DIAS, que era vice de WALDEZ antes deste se desincompatibilizar para concorrer ao Senado, a máquina do Estado era dominada por quadrilha de altos funcionários que fraudavam 9 em cada 10 licitações, superfaturando os contratos, cobrando e distribuindo propinas.  

A campanha de DILMA ROUSSEFF à Presidência trocou hoje as reuniões, gravações, contatos com eleitores e entrevistas pela propagação da notícia do nascimento do primeiro neto da candidata, GABRIEL. O site oficial divulgou a informação em nota, enviada para os e-mails cadastrados, na qual os simpatizantes foram convidados a participar do momento emocionante enviando mensagens à candidata e sua família e contando a novidade aos amigos e amigas. No final da tarde os mesmos destinatários receberam a primeira foto da avó com o neto no colo. Apesar de propagar a notícia, que quebra o duro debate sobre violação de sigilo fiscal que tomou conta da disputa eleitoral com uma imagem de ternura, a candidata tem dado a entender, nos bastidores, que fará nenhum ou pouco uso de uma situação familiar na propaganda política.

O vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, está internado na Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, na BELA VISTA, com quadro de edema agudo de pulmão. Segundo boletim médico, ALENCAR responde bem ao tratamento. A equipe médica que o trata é coordenada pelos médicos PAULO HOFF, ROBERTO KALIL FILHO e PAULO AYROZA GALVÃO. Na semana passada, ALENCAR, que luta contra o câncer desde 1997, foi internado no mesmo hospital para o tratamento de um quadro infeccioso.

Uma mulher morreu quando o carro em que estava bateu em um trem, em uma passagem de nível em IBATÉ, a 247 km de SÃO PAULO. Segundo a PM, JAQUELINE VIVIANE SOARES, de 26 anos, era passageira de um GOL, quando, ainda por motivos a serem esclarecidos, o veículo parou na linha do trem. A composição bateu no carro e o arrastou por cerca de 300 metros. Uma peça do engate do trem se soltou e atingiu a cabeça de JAQUELINE. O motorista do carro, ODAIR SANTOS LIMA, de 47 anos, não corre risco de morte. A AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA, que administra a ferrovia, diz que o trecho está sinalizado. Na quarta-feira, dia 8, um acidente entre um ônibus e um trem, também em uma passagem de nível, deixou 9 mortos em AMERICANA. Hoje, sete feridos continuavam internados.

O Ministério Público do RIO denunciou hoje o estudante RAFAEL BUSSAMRA, de 25 anos, por homicídio doloso pelo atropelamento e morte do filho da atriz CISSA GUIMARÃES, RAFAEL MASCARENHAS, em 20 de julho. Ele também vai responder por corrupção ativa, fuga, participação em racha e tentativa de induzir policial a erro. Somadas, as penas podem chegar a 47 anos de prisão. Também foram denunciados um amigo de BUSSAMRA, que estava no carro ao lado, e o pai do jovem – que teria pago a propina aos policiais.

Faleceu a voluntária no esforço da 2ª Guerra Mundial, MARGARIDA MAIETTINI DE LAET, aos 100 anos. Quando o enteado partiu para a guerra ela decidiu integrar o esforço brasileiro. Voluntária da LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA, confeccionava pijamas e agasalhos para os pracinhas que enfrentavam um rigoroso inverno na ITÁLIA. MARGARIDA já tinha histórico no voluntariado. Durante anos – antes e depois da guerra – seu marido foi presidente da Sociedade São Vicente de Paulo. Ajudava-o visitando doentes e famílias pobres, levando roupas e alimentos. O casal era muito religioso. Após o fim da guerra ela e o marido continuaram a participar de movimentos na Igreja Católica e na política. Integraram as campanhas a vereador do filho e do sobrinho.

No duelo das musas, WOZNIACKI era a preferida do público, mas tropeçou no excesso de erros não-forçados diante de VERA ZVONAREVA e perdeu a partida. A dinamarquesa, vice em 2009, quase não mostrou poder de fogo. Ela era a única que tinha possibilidade de tirar o posto de número 1 do mundo de SERENA WILLIAMS, que não competiu este ano por causa de uma lesão no pé direito. ZVONAREVA, que vai pular da 8ª para a 4ª colocação no ranking, chega à segunda final seguida do GRAND SLAM – perdeu a final de WIMBLEDON para SERENA. “Tive uma grande experiência em LONDRES, mas agora quero o título”, disse a russa. Ela vai enfrentar a belga KIM CLIJSTERS, que venceu de virada a norte-americana VENUS WILLIAMS.

Diante das crescentes manifestações de islamofobia nos EUA, o presidente BARACK OBAMA precisou hoje reforçar publicamente que professa a fé cristã e seu país não está em guerra contra o ISLÃ, mas contra o terrorismo. Em entrevista coletiva, na CASA BRANCA, OBAMA condenou atitudes internas de provocação às “paixões de bilhões de muçulmanos”, em referência à proposta de um pastor evangélico da FLÓRIDA de queimar exemplares do ALCORÃO no dia 11 de setembro. Também voltou a defender a construção de um centro islâmico em NOVA YORK, perto de onde estavam as TORRES GÊMEAS, destruídas nos atentados de 11 de setembro de 2001.  

2 011      :        -       SÁBADO
Passo a manhã em minha biblioteca. Tenho muita coisa para digitalizar, referente às minhas memórias. Procuro também atualizar o 10 de setembro.  O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO publica na primeira página “CRISE EUROPEIA PIORA E BOLSAS DESABAM” – Rumor sobre GRÉCIA, divergência no BC Europeu e dúvida sobre plano dos EUA afetam mercados; dólar sobe e recupera perdas do ano.
As principais bolsas do mundo tiveram queda acentuada ontem por causa da ameaça de calote da GRÉCIA e em razão da saída de um diretor do Banco Central Europeu, possivelmente por divergências sobre o programa de compra de bônus conduzido pela autoridade monetária. A repercussão negativa do anunciado plano americano para estimular a economia contribuiu para o pessimismo. A Bolsa de São Paulo recuou 3,20%, e o dólar ampliou para 5,46% o ganho no mês – assim, a moeda recuperou as perdas do ano. Houve queda também em LONDRES (2,35%), FRANKFURT (4,04%), PARIS (3,60%) e NOVA YORK (2,69%). Para o FMI, o risco de crise aumentou, e os países precisam agir agora. Neste fim de semana, o G-7 se reúne na FRANÇA sob forte pressão.  

Pela Internet recebo várias mensagens dos amigos virtuais: dona NELLY DONATO encaminha-me os Jardins Impressionistas do Mundo e cenas do filme “O CANDELABRO ITALIANO” com a música AL DI LA; meu amigo PEDRO PAULO PENNA TRINDADE presenteia-me com OS DEZ MAIS BELOS CAFÉS DO MUNDO; pelo GBB recebo o LIVRO PROIBIDO, de IVO PATARRA; ÁLVARO GUIMARAES explica PORQUE O GENERAL MIGUEL COSTA recebeu a Espada de Ouro da oficialidade da Força Pública em outubro de 1931; no FACEBOOK vejo as fotos tiradas por ocasião da cerimônia de 4 de setembro, em SÃO MIGUEL PAULISTA, quando ali comemoramos os 489 anos da região.  

Matéria publicada no site www.averdadesufocada.com  em 10/09/2011
10/09 - O pirata e o corsário
10 de setembro de 2011
Por Ruy Fabiano - Jornal da Comunidade Brasília - 10/09/2011
É previsível que o PT, que tem ascendência sobre os movimentos sociais, as universidades e o meio cultural, venha a controlar, ou ao menos neutralizar, as manifestações populares espontâneas contra a corrupção. O que se viu no sete de setembro, nas ruas de algumas capitais, foi uma ação inorgânica, de sincera inspiração apartidária, com a predominância de gente jovem, estudantes de classe média.(...)
10/09 - Comissão da Verdade: governo quer urgência
10 de setembro de 2011
Essa matéria não divide nem a oposição e nem o governo", diz ministra
Evandro Éboli - O Globo - 10/09/2011
BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff definiu ontem com seus ministros o próximo dia 21, uma quarta-feira, como data ideal para a Câmara dos Deputados votar o projeto que cria a Comissão da Verdade. O governo quer aprovar urgência no rito da proposta e levar a votação direta para o plenário, sem passar por comissões. Dilma gostaria de ver o texto aprovado durante sua viagem aos Estados Unidos, onde faz o discurso na abertura da Assembléia Geral da ONU, em Nova York, no dia 20.(...)
10/09 - Com quantas mentiras se faz uma Comissão da Verdade?
10 de setembro de 2011
Por Reinaldo Azevedo - http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/ 10/09/2011
Eu estou aqui é para desafinar o coro dos contentes mesmo! Não que eu faça questão de ir sempre contra as unanimidades porque supostamente burras — algumas não são. Se fossem, então estaríamos diante de uma unanimidade burra, certo? Eu gosto é de lógica e não gosto de coisas explicadas ou ditas pela metade.
O ex-terrorista José Genoino, hoje assessor do Ministério da Defesa, diz que os três comandantes militares estão tranqüilos com a instalação da Comissão da Verdade e que a apóiam. Pode ser. Eu nunca me senti obrigado a ter a bênção militar para pensar isso ou aquilo.(...)
10/09 - Toninho do PT, 10 anos
10 de setembro de 2011
Fernando de Barros e Silva - Folha de São Paulo - 10/09/2011
SÃO PAULO - Na manhã de 11 de setembro de 2001, o principal assunto da reunião de pauta na Redação da Folha era o assassinato do prefeito de Campinas, Toninho do PT, ocorrido horas antes, na noite do dia 10.
Em 17 minutos, entre 8h46 e 9h03, quando as Torres Gêmeas foram atingidas, a morte de Toninho passou de destaque do dia a uma nota de rodapé esquecida. Não foi, porém, apenas o 11 de Setembro que ofuscou esse crime. Dez anos depois, o assassinato do prefeito da maior cidade do interior do Estado ainda não foi esclarecido. Quem o matou -e a mando de quem?(...)
10/09 - Carta dos presos políticos militares argentinos
10 de setembro de 2011
Carta dos presos políticos militares argentinos diferentes Penitenciárias Federais
http://www.heitordepaola.com/publicacoes_materia.asp?id_artigo=2827
Estimados Senhores e camaradas:
Dirigimo-nos aos Senhores pela primeira vez, dizendo-lhes que conformamos um grupo ao redor de 400 Oficiais do Exército Argentino, presos em diferentes Penitenciárias Federais de todo o país há já vários anos (em alguns casos mais de 6 anos), processados e alguns condenados pelas ações da Força na Guerra contra a subversão. Pertencemos, a grande maioria, à faixa de promoções CMN que vão da 93 à 106, quer dizer, que no ano de 1976 nos encontrávamos desde Subt(s) no 1º ano a Cap(s) no 2º ou 3º ano, isto é, todos Of(s) Subalt(s).(...)

OS ESTADOS UNIDOS lembram amanhã os dez anos dos atentados de 11 de setembro de 2001 sentindo o medo do terrorismo. Com isso o reforço no policiamento em vários pontos do pais, principalmente em NOVA YORK, WASHINGTON e cidades da da Pensilvânia), onde aconteceram os atentados e deixaram vítimas. Serão realizadas inúmeras cerimônias neste domingo. A segurança foi redobrada nos últimos dias, depois que o governo recebeu informações de que a rede extremista Al-Qaeda planeja novos ataques contra os Estados Unidos. Pode-se ver em todos os cantos a segurança reforçada. Na Penn Station, estação ferroviária por onde passam trens de todo o país, é possível ver vários policiais e até militares armados. Cães farejadores da polícia podem ser vistos em estações de metrô à procura de possíveis artefatos explosivos. Estacionamentos subterrâneos, pontes e túneis e outros locais com potencial para virar alvo de explosões estão sendo intensamente averiguados. A área ao redor do marco zero - local onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center, derrubadas nos atentados - permaneceu aberta neste sábado, atraindo muitos turistas, que fotografavam as obras vigiados por inúmeros policiais. O local será palco da principal cerimônia. Em seu pronunciamento semanal, Obama mencionou as ameaças de novos ataques. 'Nós estamos fazendo todo o possível para proteger nosso povo. E não importa o que apareça no nosso caminho, como nação resiliente que somos, nós seguiremos em frente', afirmou. A cerimônia no marco zero começa às 8h35 deste domingo (horário de Nova York, 9h35 em Brasília) e será acompanhada pelo presidente Obama e pelo ex-presidente George W. Bush (que governava o país na época dos atentados), além de várias outras autoridades, artistas e dos familiares das quase três mil pessoas mortas nos ataques. Durante a manhã, os presentes irão ler os nomes dos mortos nos ataques de 2001 e também no atentado anterior ao World Trade Center, em 1993, quando um carro-bomba explodiu em um estacionamento. A cerimônia será interrompida por seis vezes. Às 8h46, o primeiro minuto de silêncio marca o momento exato em que o primeiro avião sequestrado pelos extremistas da Al-Qaeda, o voo 11 da American Airlines, chocou-se contra a Torre Norte do World Trade Center. Ao mesmo tempo, igrejas e templos em toda a cidade deverão fazer soar seus sinos. Outros cinco minutos de silêncio vão marcar o choque do voo 175 da United Airlines contra a Torre Sul, o colapso de cada uma das torres, o momento do ataque ao Pentágono, em Washington, e o momento em que o voo 93 da United Airlines, também sequestrado, caiu em Shanksville. Depois de encerrada a cerimônia, as famílias das vítimas poderão pela primeira vez visitar o Memorial do 11 de Setembro, construído no marco zero, que será aberto ao público a partir de segunda-feira. Diversos outros eventos serão realizados neste domingo para marcar os dez anos dos atentados. Após deixar Nova York, o presidente Obama acompanha ainda as cerimônias em Shanksville e no Pentágono. Em Nova York, além da programação oficial, a passagem da data é lembrada também com diversas homenagens, exposições e instalações que podem ser vistas em museus, igrejas e nas próprias ruas da cidade.
Nosso companheiro do CSP/87 manda-me uma notícia desagradável: Comunico com tristeza o falecimento-hoje- do nosso companheiro de turma o Cel Osmar Vilela Santos Sobrinho, asp 65,  quinzinho, hoje em Caçapava. O sepultamento será as 16horas de hoje. O Osmar vinha lutando com sério problema de saúde. Recebi o aviso a poucos minutos atrás.  O Osmar para os que possam não se lembrar foi o autor do versos do Adeus CP motivo de muitas brincadeiras da turma. Recebeu carinhosamente o apelido de Lobó depois de uma palestra do então Capítão Silva discorrendo sobre uma pessoa do interior pescando na margem de um rio. Sempre foi um dos expoentes da turma, tendo exercido as funções de Chfe do EM do CPA/I-1, Chefe do EM do CPI-capital, Cmt do CPI (capital) e SubCmt PM. Un abraço fraterno a todos os companheiros. Isaac. OSMAR ANTÔNIO VILELA SANTOS SOBRINHO nasceu em 26 de março de 1945. Entrou para a então Força Pública em 13 de fevereiro de 1962. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1965. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1966; 1º TENENTE – 24 de maio de 1968; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1974; MAJOR – 24 de maio de 1981; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 1985. Não tenho a data de sua promoção a CORONEL.
O arquiteto NEU DA SILVA, de 31 anos, foi baleado com cinco tiros hoje em um assalto na Marginal do TIETÊ, perto da PONTE DOS REMÉDIOS, na zona oeste da capital. SILVA foi perseguido em sua moto por dois homens em outra moto, que o mandaram encostar. Os ladrões não conseguiram dar partida na moto, balearam-no e fugiram. SILVA foi internado no Hospital das Clínicas.
Confrontos entre policiais e suspeitos de envolvimento com tráfico deixaram hoje um policial ferido em estado grave e causaram a detenção de oito adultos e dois menores em duas comunidades pacificadas no RIO. Até às 22 horas, com apoio de seu blindado, o “caveirão”, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) procurava os atiradores. Os conflitos ocorreram nos morros do FALLET/FOGUETEIRO, em SANTA TERESA, e da PROVIDÊNCIA, no centro do RIO. Dois policiais da patrulha no FOGUEREIRO, no início da noite, abordaram um grupo de oito a dez homens, que reagiu a tiros. Um dos policiais foi baleado no abdômen e na garganta. Conflitos entre policiais, suspeitos de envolvimento com tráfico e moradores das comunidades pacificadas têm aumentado. Em junho, no MORRO DA COROA, no centro, três policiais foram atingidos por uma granada. Em agosto, no MORRO TURANO, na zona norte, PMs foram atacados ao tentarem encerrar um baile funk. Os embates mais violentos ocorreram neste mês, no COMPLEXO DO ALEMÃO e na CIDADE DE DEUS.  
AFONSO DE  LUCA, que adotou o nome artístico de FONTHOR, nasceu em SÃO PAULO em 1954. Se formou em engenharia pela FAAP e começou a pintar em 1967. Por volta de 1971, viajou para a EUROPA, onde viveu alguns anos. Em suas obras de arte, inovou misturando colagens abstratas sobre tecidos ou telas, com o uso de recortes de tecidos e de papéis, sem abandonar o uso do pincel e do crayon. AFONSO participou de várias exposições e foi um dos fundadores do Movimento GRANJA VIVA, na GRANJA VIANA. Ele estava internado na Beneficência Portuguesa, em SÃO PAULO, onde tinha se submetido a uma cirurgia no coração. Morreu neste sábado.

O músico ANTONIO ROSAS SEIXAS, o MANITO, foi saxofonista da banda OS INCRÍVEIS e participou da fundação do grupo de música instrumental SAXOMANIA, junto com o músico JOÃO CUCA. MANITO sempre foi conhecido pelos solos inesquecíveis durante a JOVEM GUARDA, época em que OS INCRÍVEIS se firmaram como uma das mais importantes bandas do país e serviram de inspiração para muitos jovens com a sua música. MANITO, que trouxe um novo modo de tocar sax, começou a tocar aos 4 anos e aos 5 já tocava como gente grande. MANITO tratava desde 2006 de um câncer na laringe, o que o afastou dos shows com o SAXOMANIA devido ao duro tratamento de quimioterapia. Ele morreu neste sábado, aos 68 anos, em sua casa em SÃO PAULO. LÍVIO BENVENUTI JÚNIOR, o NENÊ, contrabaixista da banda OS INCRÍVEIS, lamentou a morte do amigo. “Ele foi para o outro lado porque estava sofrendo muito. Eu acompanhei toda a trajetória e foi muito difícil para ele. Graças a DEUS, ele se foi. É muito chatol isso. Ele era um grande amigo. Eu perdi um grande cara. É muito difícil, mas venho chorando faz tempo de vê-lo definhando. Graças a DEUS, ele vai lá para cima”, disse o músico. MANITO deixou a companheira LUCINHA, com quem vivia há 13 anos. “Ele sempre foi um grande guerreiro”, disse. Deixa cinco filhos, três do primeiro casamento e dois do segundo.    

Não foi um show. Longe, muito longe disso. Mas o SANTOS voltou a vencer no Brasileiro. E, mais uma vez, o triunfo com a marca do artilheiro. Como tantas outras vitórias do time da VILA, a de hoje sobre o CRUZEIRO teve gol de BORGES. Foi dele o único gol do jogo. E o artilheiro do campeonato, agora com 16 gols – quatro a mais que MONTILLO e RONALDINHO GAÚCHO – poderia ter saído de campo com pelo menos mais outros dois na conta. Ele fez a parte dele. BORGES teve outras duas oportunidades de marcar e, em ambas, mandou a bola para a rede. Mas aí ele ficou na marcação, não da frágil defesa do CRUZEIRO, mas a do bandeirinha. Nas duas vezes, o assistente errou ao anotar impedimento do atacante santista. A vitória do SANTOS foi além dos três pontos conquistados, tão importantes para o time que tem patinado no campeonato. Ela foi representativa de uma reação que a equipe de MURICY RAMALHO vem mostrando. Agora já são seis rodadas sem perder. Na outra partida pelo Campeonato Brasileiro, AMÉRICA MINEIRO e AVAI empataram em 2 a 2, na ARENA DO JACARÉ, em SETE LAGOAS.

Faltavam menos de dez segundos para o fim do jogo e MARCELINHO MACHADO, de 36 anos, estava posicionado na linha de lance livre. Foi ele quem marcou o último ponto da vitória que levou o BRASIL de volta aos JOGOS OLIMPICOS, após 16 anos de ausência. Pronto para converter, definindo o resultado de 83 a 76 contra a REPÚBLICA DOMINICANA, o ala, veterano de cinco Pré-Olímpicos, não conseguiu segurar as lágrimas. O BRASIL havia vencido, nesta noite, um dos seus jogos mais importantes das últimas duas décadas. MARCELINHO MACHADO foi um dos heróis da classificação brasileira, conquistada na base do sofrimento – os dominicanos, que haviam imposto à seleção sua única derrota em MAR DEL PLATA, brigavam por uma inédita classificação aos Jogos. A derrota para a GRÉCIA, na OLIMPÍADA DE ATLANTA, em 3 de agosto de 1996, foi o último jogo do BRASIL nos Jogos. A partida, que definiu a quinta posição, marcou a despedida de OSCAR SCHMIDT da seleção.

Disputar a pole do GP DA ITÁLIA com LEWIS HAMILTON e JENSON BUTTON, da McLAREN e, quem sabe, FERNANDO ALONSO e FELIPE MASSA, FERRARI, era o imaginado por SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL. Mas estabelecer o melhor tempo com diferença de quase meio segundo para HAMILTON, como hoje em MONZA, numa pista de apenas seis curvas, nem no mais otimista dos seus sonhos. “Estou muito surpreso com o resultado e em especial pela diferença entre nós”, disse VETTEL, atual campeão mundial e líder do campeonato. O GP DA ITÁLIA, às 9 horas de amanhã, com 53 voltas no traçado de 5.793 metros – é o décimo-terceiro do calendário e VETTEL obteve a décima pole do ano, 25ª na carreira. As outras três ficaram com seu companheiro, MARK WEBBER, quinto hoje. BRUNO SENNA, da RENAULT, obteve o décimo tempo. FELIPE MASSA sairá em sexto lugar, com RUBENS BARRICHELLO em 13º.

NOVAK DJOKOVIC evitou dois match points, escapando de derrota quase certa, para depois superar ROGER FEDERER em uma emocionante partida de cinco sets na semifinal do ABERTO DOS EUA, hoje, em NOVA YORK. O sérvio, número 1 do mundo, conquistou virar depois de estar perdendo por dois sets a zero, mas reagiu e venceu. Agora ele ruma para seu terceiro GRAND SLAM este ano, após ganhar o ABERTO DA AUSTRÁLIA e WIMBLEDON. Na final, segunda-feira, DJOKOVIC vai enfrentar o espanhol RAFAEL NADAL, que venceu o escocês ANDY MURRAY. No feminino, a australiana SAM STOSUR venceu a alemã ANGELIQUE KERBER e se classificou para a decisão do título, no domingo.      

Pelo menos três pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas nos distúrbios no CAIRO, entre sexta-feira e hoje, quando uma multidão invadiu a sede da embaixada de ISRAEL. O embaixador YITZHAK LEVANON, a família dele e os demais integrantes da missão diplomática foram retirados do edifício por um comando de elite do Exército egípcio em meio à turba e levados ao aeroporto co CAIRO, onde foram resgatados por um avião israelense. O primeiro-ministro de ISRAEL, BINYAMIN NETANYAHU, qualificou de “incidente sério” a invasão da embaixada no CAIRO, ao mesmo tempo em que agradeceu ao presidente dos EUA, BARACK OBAMA, por sua ajuda. “O ataque em massa à Embaixada de ISRAEL no EGITO é um incidente sério, mas poderia ter sido pior se os agitadores tivessem conseguido atravessar a última barreira e ferir nossa gente”, declarou NETANYAHU. Hoje pela manhã, militares egípcios, apoiados por carros de combate, vigiavam o local da embaixada, depois de uma madrugada de choques violentos com os manifestantes. A rua onde se encontra o edifício voltou a ser aberta ao trânsito, apesar de ainda ter sinais da batalha da noite de ontem, quando pneus e carros foram incendiados.

Ao menos 198 pessoas morreram hoje no naufrágio de uma balsa superlotada perto da ilha de ZANZIBAR, na TANZÂNIA. Autoridades do país confirmaram que 620 pessoas foram resgatadas. O barco tinha capacidade para 600 passageiros. Acredita-se que quase 800 pessoas estavam a bordo. Os sobreviventes passaram horas à deriva e agarrados a objetos para não afundar. A maior parte estava desidratada e machucada. Equipes de resgate tiveram dificuldades para encontrar sobreviventes, já que o acidente aconteceu durante a madrugada. Quando amanheceu, centenas de familiares foram até a praia em busca de notícias. Como o barco virou, equipes de resgate acreditam que muitos corpos devem ser encontrados dentro da embarcação. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas os sobreviventes afirmam que a balsa afundou em poucos minutos. A embarcação, o MV SPICE ISLANDERS, fazia a rota entre as ilhas de UNGUJA e PEMBA, as duas principais do arquipélago tanzaniano de ZANZIBAR, que são separadas por 80 km. Segundo a policial o acidente aconteceu a cerca de 20 km do porto no qual os passageiros desembarcariam.

Combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) entraram hoje pela manhã em BANI WALID, uma das quatro cidades sob controle das forças leais a MUAMAR KADAFI, mas tiveram de recuar. Os comandantes da operação receberam ordem de se retirar da cidade de 100 mil habitantes para os aviões da OTAN bombardearem a base do Exército de KADAFI. Os combatentes recuaram 5 km da cidade e passaram a ser alvejados por foguetes GRAD disparados de BANI WALID. Então tiveram de recuar mais 3 quilômetros. ABDULLAH KANSHIL, membro do comando do CNT no local, acusou as forças leais a KADAFI de disparar os foguetes de casas, para escapar do bombardeio da OTAN. Cerca de mil combatentes do CNT cercam BANI WALID, apoiados por peças de artilharia antiaérea montadas sobre caminhonetes. Os combatentes estimam que haja entre 300 e 500 soldados profissionais fortemente armados na cidade, reduto da tribo warfallah, a mais numerosa da LÍBIA. Com 1 milhão de integrantes, a tribo era a principal base de apoio do regime do ex-ditador, até que a guerra civil a dividiu. Pelo menos dois combatentes das forças do CNT haviam sido mortos e dois feridos até o meio da tarde.

Com a inauguração de um memorial em homenagem às vítimas do 11 de setembro no MARCO ZERO e um reforçado esquema de segurança, os americanos celebram amanhã em NOVA YORK o décimo aniversário do maior atentado terrorista em território americano, responsável por quase três mil mortes. Além destas vítimas, durante a guerra ao terror nesta década, 6 mil soldados americanos morreram nos conflitos no AFEGANISTÃO e no IRAQUE. Com um custo de 4 trilhões de dólares, essas guerras, segundo estimativa da Universidade BROWN, deixaram ao menos 225 mil mortos – incluindo 140 mil civis. O restante é composto por insurgentes, membros do TALEBAN e integrantes da AL-QAEDA. Entre eles, o líder da rede terrorista OSAMA BIN LADEN, que morreu ao ser alvo de uma operação dos SEALS, um agrupamento especial da Marinha americana, em maio. “Hoje, os EUA estão mais fortes e a AL-QAEDA está a caminho da derrota. Nos últimos dois anos, mais líderes da rede terrorista foram mortos do que em qualquer outro momento desde setembro de 2001. R graças à precisão e coragem das nossas forças, finalmente fizemos justiça a BIN LADEN”, afirmaria o presidente em seu programa de rádio de hoje. Na ação contra BIN LADEN, foram encontrados documentos indicando que a AL-QAEDA planejava atentados contra os EUA no aniversário dos ataques contra o WORLD TRADE CENTER e o PENTÁGONO. Desde a quinta-feira, o FBI, a CIA e a polícia de NOVA YORK reforçaram ainda mais as ações antiterrorismo e estão atrás de suspeitos de um plano “crível, mas não confirmado”. “Também existe o temor de que um terrorista aja isoladamente”, de acordo com GEORGE FRIEDMAN, da STRATFOR. O próprio presidente citou essa possibilidade recentemente.      
O ator norte-americano CLIFF ROBERTSON morreu hoje. De acordo com EVELYN CHRISTEL, secretária que trabalhava com ele há 53 anos, ele faleceu de causas naturais. Vencedor do OSCAR de melhor ator em 1969, por sua atuação em OS DOIS MUNDOS DE CHARLY, ROBERTSON tinha completado 88 anos na sexta-feira, dia 9 de setembro. Com mais de meio século de carreira no cinema, o ator também interpretou outros personagens marcantes. Em JFK-O HERÓI DO 109 encarnou JOHN F. KENNEDY. Foi o próprio presidente americano que o escolheu para o papel. Recentemente, ROBERTSON pôde ser visto em HOMEM-ARANHA, no qual surgia como tio do protagonista. 









2 012      :       -    SEGUNDA-FEIRA
Por WALLACE CARVALHO
RIO DE JANEIRO - "Lado a Lado" estreia nesta segunda-feira (10) com a missão de não deixar cair os índices de "Amor Eterno Amor". Para isso, os novatos João Ximenes Braga e Claudia Lage apostam na história de duas mulheres à frente de seu tempo: Isabel (Camila Pitanga) e Laura (Marjorie Estiano). A trama se passa no início do século XX no Rio de Janeiro. A cidade vive um momento de transformação com o fim da abolição da escravatura e a chegada da República. "Sempre tivemos uma intimidade com a época em que a novela é passada. Fomos alfabetizados vendo 'Escrava Isaura'. Para mim, novela de época é a narrativa mais elementar que existe na memória", explicou o autor ao Famosidades. A luta pela felicidade de Isabel e Zé Maria (Lázaro Ramos), tão parecidos e tão diferentes ao mesmo tempo, e o renascimento do amor entre Laura e Edgar (Thiago Fragoso) são o mote da produção. Paralelamente, o folhetim mostrará o surgimento da primeira favela carioca, da construção da Avenida Rio Branco, da criação do samba e do início da luta das mulheres pela liberdade individual.
Muito calor nesta manhã. LUCINDA sofre com o tempo seco. Tossiu a noite toda. Não está bem. Recebo alguns e-mails logo cedo. BIAJONE já se manifesta com a determinação dada aos núcleos. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC tenho o desprazer de conhecer a queixa do SÍLVIO LUÍZ DA ROCHA, que está à minha espera. Mando essa queixa contra a CAMILA para que ela se manifeste. Durante cinco reuniões foi estudada a participação dos veteranos no desfile do 7 de Setembro e no fim tudo saiu errado. Em vez dos dois jeeps pedidos só se apresentou um e não foi conforme tinha sido estabelecido. AMADO RÚBIO também já passou pela Sociedade e está contrariado pelo acontecido. Agora tenho de pensar em dois eventos que envolvem o MMDC: 15 de setembro, próximo sábado, onde já valerão as novas regras estabelecidas e 1º de outubro, na Assembléia Legislativa. Não tenho tempo para resolver problemas que a Sociedade está tendo. Após o almoço, onde conheço uma situação delicada do COLOMBO com sua namorada INGRID, vou atender o SARGENTO GEORGE. O 2º TENENTE PM JOSÉ FILHO vem trazer os currículos dos escolhidos pelo núcleo MMDC-LESTE para receber medalhas no dia 15 de setembro e AMADO RÚBIO não gosta nada da resposta dada pela CAMILA, via Internet.
Por volta das 16:30 horas em companhia de COLOMBO, desconsolado por problemas amorosos, vou deixar a Sociedade, onde acontecimentos bobos estão me perturbando. O calor não é bom para a viagem de retorno para casa. A MARGINAL TIETÊ também oferece um trânsito intenso. São 19 horas quando chego em GUARULHOS.


Coronel Mario
Boa Tarde
Meu nome é Ilana e trabalho com cinema ,pesquisando alguns documentários tive a felicidade de encontrar imagens gravadas dos veteranos da Revolução de 32  ,abaixo esta a sinopse ,
Se interessar favor ligar para Ilana 55610520  Fixo e celular 992562795
Obrigado
Ilana
De: Arlindo Almeida Jr.
Data: 20 de agosto de 2012 19:51
Assunto: Sinopse 1932
Para: ilana.jpk@gmail.com
Ilana, bom dia. Sou o Arlindo e envio a sinopse daquele projeto-documentário com entrevistas gravadas de veteranos da Revolução de 1932. Depois, posso enviar um trailer, que estou pensando em editar, com as imagens dos depoimentos.
Obrigado. Abraço
ARLINDO ALMEIDA JR
arlindo.st@gmail.com
Cel 55 11 91063644
Trincheiras, entre o Céu e os Sonhos - 1932
Sinopse
O trabalho de filmagem aborda 14 entrevistas de veteranos - soldados, enfermeiras, mensageiros - e, entre eles, um locutor de rádio, da época em que eclodiu a assim chamada Revolução Constitucionalista de 1932. Neste período, o Estado de São Paulo entrou em guerra contra o então Presidente da República Getúlio Vargas e seus apoiadores, notadamente os integrantes da Revolução Tenentista de 1930. São os entrevistados:

- Aurora D.C Motta,
- Cyro Cardim Brasiliense,
- Elias Santos de Oliveira,
- Edward Cordeiro,
- Francisco Carvalho,
- Francisco Lucrécio,
- Geraldo Pinto,
- Heli de Aguiar Botto,
- Hernani Donato,
- José de Góis M.Sayão Jr.,
- Nicolau Tuma,
- Odete Bittencourt,
- Paulo Teixeira,
- Waldemar Félix Machado.

Hernani Donato, por sua pouca idade na época do acontecimento, foi recrutado como mensageiro do Exército Constitucionalista de 32; mais tarde tornou-se historiador e escreveu um livro sobre esta Revolução. Odete Bittencourt foi enfermeira das tropas e já contava com noventa e seis anos à época em que foi entrevistada; Aurora Motta serviu como voluntária geral. Nicolau Tuma era locutor de rádio neste período e ressalta o pioneirismo do uso de um meio de comunicação eletrônico para divulgar o conflito, em 1932. Outros serviram como soldados voluntários, mas todos contam suas experiências pessoais de como viram chegar este acontecimento, o que os motivou a lutar até o fim pela causa e qual o significado desta experiência em suas vidas. Conhecemos o conflito pelos livros de história, não pela vivência de um personagem; sabemos que o movimento começou com uma passeata organizada pelos estudantes de Direito do Largo São Francisco por uma Assembléia Nacional Constituinte, rechaçada violentamente, onde morreram quatro participantes da marcha, pouco sabíamos que desde a chegada ao poder de Getúlio Vargas, em 1930, o país vivia em um estado de sítio não oficialmente declarado, em que as pessoas não podiam sair às ruas depois de certa hora da noite, onde reuniões em clubes e associações podiam ser vistas como motim de cidadãos, onde os jovens mal podiam ir aos bailes e encontros da época. As notícias circulavam sempre com dificuldade e certo teor de manipulação, lia e ouvia-se o que o governo e os poderosos da elite desejassem que assim o fosse. A organização política era precária, o estado de direito em grande parte ausente, havia pouca separação entre os três poderes e nomeações de chefes de governo público sem participação popular. Esse país precário, com instituições construídas no século XIX na primeira metade do século XX, com uma vida urbana nascente em um sistema econômico e público ainda rural; operários, fábricas e ferrovias, estudantes e jovens que sempre sonhavam com oportunidades que não se encontrava facilmente, mas tinham e queriam saber mais sobre o sentido da modernidade, foi o palco desta guerra e da juventude dos entrevistados.
Quiseram sim ser voluntários. Um deles conta como a mãe chorava ao saber que seus três filhos, incluindo aquele que mal tinha idade para servir, iam para a frente de batalha: um estado, São Paulo, contra o Brasil inteiro. A luta seria travada nos trechos das ferrovias que ligavam São Paulo ao sul e ao norte do país, em trincheiras abertas nos barrancos da linha de trem e trens blindados pela Escola Politécnica de São Paulo, capacetes fabricados pelas Indústrias Matarazzo, armas e munições providenciadas e até improvisadas por várias indústrias metalúrgicas, meninos servindo como mensageiros entre as tropas e o alto comando, meninas servindo como auxiliares de enfermagem, portando kits de gaze e esparadrapo, e senhoras servindo como madrinhas dos soldados. As rádios paulistas entoavam a música símbolo da revolução - Paris Belfort - com mensagens e propagandas do comando da revolução constitucionalista; as outras rádios denunciavam o movimento como antipatriótico e separatista.
Mas, ao contrário do que se pensa, os soldados fizeram amigos de ambos os lados; a propaganda do estado pode induzir a opinião do cidadão mas não resiste ao contato humano. Elias Santos de Oliveira, que foi corneteiro do exército constitucionalista, acordava ambos os lados da trincheira para a frente de batalha sob a promessa do inimigo que não seria alvejado; outros veteranos contam que tiveram a ocasião de matar o inimigo, mas preferiram apenas render, e compartilharam seus mantimentos com esses presos até o fim da guerra, onde a situação se reverteu com a rendição de São Paulo, mas desta vez o inimigo preso não era mais inimigo.
O trabalho então se desenrola pelo fator humano e social dos envolvidos: quem eram, como pensavam e como viveram. Que mensagem eles têm para nos trazer, que esperanças realizaram. De uma geração passada para as futuras, como a revolta e os desejos agem na nossa história.
†  Major COM ANTONIO ANDRÉ Herói da FEB
PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DA ANVFEB
Acadêmico - Academia de Historia Militar Terrestre do Brasil
Cadeira Especial Brigadeiro João de Souza da Fonseca Costa
18 out 1919 – 10 set 2012
Faleceu no Rio de Janeiro, a um mês de completar 94 anos, o Herói da FEB Major COM  ANTONIO ANDRÉ.  Deixa a esposa Da. Odette do Valle André, filha Adalgisa do Valle André, sua colaboradora e Conselheira da Casa da FEB, sobrinhos-netos e primos no Rio e em São Paulo.
O Presidente da ANVFEB, Gen Div Marcio Rosendo de Melo, no uso de suas atribuições, resolveu decretar, no âmbito das Associações vinculadas a ANVFEB, LUTO OFICIAL de 3 (três) dias.
O sepultamento será realizado amanhã terça-feira 11 de setembro de 2012, na parte da manhã. O horário exato e a Capela ainda não foram definidos.
O 16º. Encontro FEBiano que seria realizado amanhã terça-feira 11 set 2012 as 15h fica adiado para nova data a ser informada, bem como a aposição das Medalhas Marechal Mascarenhas e Moraes e entrega de Certificados de Reconhecimento.
Arrostando o intenso frio do inverno italiano e o fogo inimigo, o então Sgt André e sua grupo eles lançavam sobre a terra gelada as linhas que garantiam as comunicações da FEB. Numa época em que a Internet e os celulares sequer eram sonhados, os poucos bravos da Cia de Transmissões do Btl de Engenharia escreveram páginas de glória da Historia Militar Contemporânea. 
Em pleno combate, construindo linhas telefônicas e estabelecendo enlaces via radio, provaram-se a altura da epopeia vivida pelo Marechal RONDON ao construir as primeiras linhas telegráficas na Hileia Amazônica, ele que mais tarde seria consagrado Patrono da Arma de Comunicações do Exercito Brasileiro. 
Há apenas 3 dias o Maj ANDRÉ havia aberto o Desfile de 7 de Setembro no Ro de Janeiro, conduzindo o Pavilhão Nacional em uma viatura histórica meia-lagarta da 1ª. DE, o que seria a sua última missão aqui neste Mundo, de uma brilhante carreira em que se dedicou com todas suas energias a Família, a Casa da FEB, ao Exército e ao Brasil. A despeito de limitações físicas, seu entusiasmo pelo trabalho na preservação da memória era fantástico.   
Parte um Grande Soldado, mas o exemplo frutificará, do trabalho ingente, dedicação aos ideais, preservação e divulgação da memória da FEB.
A melhor homenagem que lhe poderemos prestar será manter desfraldada a bandeira a qual dedicou toda a sua rica existência. Que a sua alma faça parte da corrente da vida eterna.
Diretoria de Comunicação Social
Casa a FEB – RIO
Prof. Israel Blajberg

Boa tarde Sr. Ventura,
Antes de tudo parabéns pelo seu blogger muito bem organizado, o que mostra uma pessoa dedicada e de excelente memória.
Não foi por acaso que cheguei ao seu blogger, e para dizer a verdade a principio nem pensei em lhe enviar este e-mail.
Meu nome é Sergio, tenho 50 anos, nasci em São Paulo e moro em Guarulhos desde um ano de idade.
Considero-me também uma pessoa que tem uma boa memória e de vez em quando procuro na internet por pessoas que lembro da minha infância e adolescência. Dentre elas eu lembrei de uma menina que estudou na mesma escola que eu “Escola Jose Scaramelli” que inicialmente ficava na Alameda Tutóia e depois foi transferida para a Rua das Palmeiras.
Lembro bem dessa menina embora na época eu só tivesse nove anos de idade. Ela era dois anos mais velha que eu, era bonita, usava um fichário de alças com o desenho de uma caveira o que chamava muito a atenção. Seu nome não sei porque razão também ficou na minha memória... Marize de Campos Ventura.
Lembro dela até apresentar os primeiros sinais da doença... Lembro que já na escola na Rua das Palmeiras em determinada época ela apareceu com o cabelo todo raspado.
Fiquei triste em saber que ela viveu tão pouco e que o problema se agravou tanto... Ainda procurei no seu blogger para ver se tinha alguma foto antiga e ver se é a mesma pessoa, mas deve ser, pois não é possível tanta coincidência.
Senhor Ventura... Tive a necessidade de lhe enviar este e-mail, e acredito que o senhor ficará contente em saber que mesmo depois de tantos anos alguém se lembra daquela linda menina que pelo menos na infância e inicio da adolescência parecia ser uma pessoa feliz.Grato pela atenção.  Sergio.

Mario Ventura celmario@gmail.com
22:26
para Sergio

PREZADO SÉRGIO ANTUNES
MARIZE sofreu um surto após tomar um banho gelado quando estava menstruada, aos 13 anos de idade. Nunca mais foi a mesma. Faleceu aos 22 anos após sofrer 22 internações. No seu sofrimento, no hospital da Cruz Azul, em aflição alucinante, ela fez um coquetel de remédios NEOZINE, ALDOL, AMPLICITIL e FENERGAN, procurando um alívio para a angústia e o coração não aguentou. As saudades sempre ficam e os melhores anos de sua vida foram antes dos 13 anos. Depois somente foi sofrimento. Ela faleceu em 13 de janeiro de 1982 (transcorridos já trinta anos)
Manifestou-se depois de morta e avisou que iria renascer para cumprir o seu tempo que ainda faltava. Difícil explicar essa situação, mas ela vive entre nós atualmente.
Venha me visitar onde exerço o cargo de Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, bem perto do Corpo de Bombeiros, na Praça da Sé.
Faremos uma grande solenidade no Monumento Mausoléu no dia 15 próximo (sábado) por volta das 15 horas (é o conhecidíssimo OBELISCO DO IBIRAPUERA). Você está convidado para esse evento.  
De: Guιlhєrмє Andreolli Corrêa
Data: 10 de setembro de 2012 21:13
Assunto: FALECIMENTO DE MARIINHA
Para: Egydio Tisiani , Jefferson Biajone , Eric Lucian , Coronel Ventura , "Cel. Jairo" , Ana Helena Rudge de Paula Guimarães
Boa noite,
É com pesar que informo o falecimento de MARIA CELESTINA TEIXEIRA MENDES TORRES, A MARIINHA, AOS 102 ANOS.
Ainda não disponho de muitas informações, mas ela faleceu em torno de 20:00.
O sepultamento dar-se-à no Cemitério dos Amarais no início da tarde de amanhã.
Abraços fraternos.
21:42
CARÍSSIMO GUILHERME
MARIINHA cumpriu bem sua missão neste plano.
Graças a DEUS ainda a condecoramos em vida.
Sinceros pêsames da família da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Quando você tiver maiores detalhes passe para nós a fim de citar em nossos blogs e dar conhecimento a todos.

MARINEI Comunicar a toda a nossa rede o falecimento da MARIINHA.Agora o número dos combatentes vivos fica reduzido ao número de 38.

Guιlhєrмє Andreolli Corrêa
00:14
Bom dia Cel. Ventura,
Sem dúvida, MARIINHA deu grande contribuição. Exerceu várias atividades, todas elas com descência.
Obrigado por ter proporcionado à ela esses últimos momentos de alegria...tenho certeza que ela compreendia a grandeza do que estava ocorrendo.
Obrigado também pela sensibilidade quanto aos votos de pêsames.
Abraços fraternos e no contato.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, afirmou nesta segunda-feira, 10, que a SMP&B Comunicação era uma empresa tocada "a três mãos". A manifestação indica que Barbosa votará pela condenação de Marcos Valério e dos dois antigos sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach pelo crime de lavagem de dinheiro. A defesa dos dois ex-sócios de Valério pediu a absolvição deles com o argumento de que ambos não tiveram participação no esquema criminoso. Segundo o relator, o argumento deles "não tem como prosperar". Barbosa disse que eles chancelaram os empréstimos simulados tomados pela SMP&B e pela Graffiti Participações, outra empresa do grupo. O ministro destacou que eles também atuaram na fraude da contabilidade da SMP&B. "Em tal esquema havia uma divisão de tarefas, comum em grupos criminosos", observou. Barbosa destacou que Valério atuou "intensamente" em todas as principais ações. Citou como exemplos o fato de ser fiador dos empréstimos e de ter confessado, em um dos depoimentos espontâneos que prestou à Procuradoria-Geral da República, o esquema de lavagem de dinheiro operado com o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Segundo Valério, o petista disse que os recursos eram para pagar fornecedores de campanha do PT e de partidos aliados. "As informações que lhe foram passadas detalhadamente eram no sentido de que esse dinheiro não entraria na contabilidade oficial do partido", afirmou Valério, segundo mencionou o relator. O ministro observou que Valério mudou de versão várias vezes ao longo da instrução do processo. A pedido de Barbosa, a sessão desta segunda foi suspensa para que fosse realizado um intervalo.
A CHINA foi o adversário certo na hora certa para MANO MENEZES. A seleção asiática foi um arremedo de time no amistoso de hoje no RECIFE e perdeu inapelavelmente por 8 a 0. O técnico disse várias vezes antes da partida que a CHINA marcava muito bem, era taticamente organizada e havia dado muito trabalho para a máquina da ESPANHA ao perder, num amistoso disputado em junho por apenas 1 a 0. Mas a equipe chinesa que entrou em campo no ARRUDA tinha pouco a ver com a que enfrentou os campeões do mundo. Apenas cinco jogadores que começaram aquela partida vieram ao BRASIL e foram titulares hoje. Em nenhum momento a CHINA conseguiu amarrar a Seleção Brasileira. Seus jogadores não tinham técnica, velocidade nem força física para dar trabalho na marcação. E a cada minuto que passava sua debilidade ficava ainda mais escancarada. O BRASIL jogou com: DIEGO ALVES; DANIEL ALVES (ADRIANO), DEDÉ, DAVID, LUIZ (RÉVER) e MARCELO; RÔMULO (SANDRO), RAMIRES (AROUCA) e OSCAR (LEANDRO DAMIÃO); LUCAS, HULK E NEYMAR (JONAS).
O estádio do CORINTHIANS em ITAQUERA já ultrapassou uma barreira psicológica importante: 50% de avanço nas obras, segundo estimativa do gerente de operações da ODEBRECHT, FREDERICO BARBOSA. No último balanço, no final de agosto, o índice era de 48,74%. Mas isso é passado. “Se pensar neste momento, já passamos a marca dos 50%, porque estamos perto da metade do mês. Estamos evoluindo 3% e 4% ao mês. Hoje a arena que receberá a abertura da COPA de 2014 recebeu a visita de uma comitiva de 40 pessoas, entre elas representantes da FIFA, do COI (Comitê Local) e do governo do Estado. Para FÚLVIO DANILAS, diretor do escritório da FIFA no BRASIL, a inspeção foi muito proveitosa.
O LARGO SÃO FRANCISCO, no centro de SÃO PAULO, foi ocupado pela GUARDA CIVIL METROPOLITANA. A ação teve início às 6 horas de domingo, quando cerca de 40 moradores de rua foram expulsos da frente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Parte do grupo resistiu e houve confronto. Duas pessoas foram levadas para a delegacia. Em seguida, fitas adesivas isolaram as laterais do prédio. Oficialmente, o objetivo da operação é proteger o patrimônio público e evitar a degradação de bens tombados – muros da faculdade estão pichados e esculturas deterioradas. Hoje, dez viaturas da GCM chegaram a ser posicionadas no largo e no entorno. Segundo o comandante da operação, inspetor JOSÉ ANTÔNIO DE OLIVEIRA, os guardas permanecerão no local por tempo indeterminado e podem migrar para outros pontos do centro.   
Foram quatro anos de espera, com quatro tentativas frustradas, para que ANDY MURRAY conseguisse finalmente levantar um troféu de GRAND SLAM. Campeão olímpico em LONDRES, há pouco mais de um mês, o escocês entrou para uma galeria restrita do tênis ao derrotar o sérvio NOVAK DJOKOVIC em uma batalha de 4 horas e 54 minutos no Estádio ARTHUR ASHE, a quadra principal do US OPEN. Após vencer os dois primeiros sets, MURRAY viu uma grande reação do rival, mas ganhou por 3 sets a 2. O inédito título não é só importante para a história de MURRAY. O troféu em NOVA YORK também encerrou um incômodo jejum. Fazia 76 anos que um britânico não vencia um dos maiores torneios do tênis – e tinha sido justamente em NOVA YORK, em 1936, que FRED PERRY havia conquistado o último título para a GRÃ-BRETANHA. Do momento histórico foram testemunhas escoceses ilustres como o ator SEAN CONNERY e ALEX FERGUSON, técnico do MANCHESTER UNITED.
O TALEBAN afegão ameaçou hoje seqüestrar ou matar o príncipe HARRY, terceiro na linha de sucessão do trono britânico. O neto mais novo da rainha ELIZABETH II está servindo no AFEGANISTÃO com tropas da OTAN que combatem os insurgentes. HARRY deve ficar quatro meses na volátil Província de HELMAND. “Usaremos toda a nossa força para nos livrarmos dele, matando-o ou seqüestrando-o”, declarou o porta-voz do grupo radical ZABIHULLAH MUJAHID. “Pedimos a nossos comandantes em HELMAND que façam o que for possível para eliminá-lo”. O secretário-geral da OTAN, ANDERS FOGH RASMUSSEN, disse não estar preocupado com as ameaças feitas pelo TALEBAN. “Fazemos de tudo para proteger todos os nossos soldados em combate no AFEGANISTÃO, independentemente da trajetória pessoal”, declarou RASMUSSEN numa entrevista coletiva na BÉLGICA. HARRY, de 27 anos, serve pela segunda vez no país. No primeiro período em solo afegão foi rápida porque ele também recebeu ameaças. Poucas semanas depois de desembarcar em 2008, o príncipe acabou sendo retirado da zona de guerra porque “sua presença representava risco para ele e para seus companheiros de pelotão”. O desembarque do jovem foi feito de forma sigilosa na semana passada. Conhecido entre os soldados como CAPITÃO HARRY DE GALES, ele agora integra a unidade de helicópteros APACHE. O oficial prestará serviços como artilheiro copiloto até janeiro de 2013, o que significa que ele vai disparar armas da aeronave. O herdeiro do trono da GRÃ-BRETANHA embarcou para a guerra duas semanas depois de ser flagrado nu em um quarto de hotel de LAS VEGAS. HARRY e seus amigos passaram férias na cidade norte-americana.  
2 013      :      -     TERÇA-FEIRA
Estamos entrando numa época de calor, com temperatura até que agradável. Isso possibilita uma viagem tranqüila para a cidade de SÃO PAULO. Não encontro a nossa funcionária MARINEI. Por volta das 13 horas recebo a visita de JOHANNES WILELMUS LUYTEN, de origem holandesa. Ele era criança na época da revolução de 1932, mas, amante da história, procurou se inteirar do que aconteceu naqueles anos, aprofundando-se nos conhecimentos e também na coleção de muitas peças de 32. Quer manter um contato mais assíduo com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Logo em seguida chega o WILLIAM MASCARENHAS. Ele esteve hoje no Centro de Material de Telefonia da PMESP, onde seu primo é o chefe. Passou pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco e postou no facebook várias imagens tiradas nesses dois locais.
Também atendo o SARGENTO TARCÍSIO, do Exército Brasileiro. Traz ele uma lista de pessoas que irão receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, na cidade de SERTÃOZINHO (43º Batalhão de Polícia Militar do Interior). No dia 30 de agosto, numa solenidade na Câmara Municipal, já conversara comigo sobre esse evento. Acontece que demorou muito para trazer os currículos (mesmo assim de uma maneira um tanto quanto irregular, pois somente traz cerca de dez currículos, faltando 22). Como a data marcada para a solenidade é 24 de setembro, cria sérios problemas para a Sociedade quanto à feitura dos diplomas.
MARINEI manda-me um e-mail dizendo que ontem à noite comeu uma maionese que lhe fez mal. Atendo vários telefonemas nesta tarde e somente consigo almoçar quando já são 15 horas.
Já em casa, vejo que o MAJOR PM BAIA mandou-me outras fotos tiradas por ocasião da cerimônia da entrega da Medalha Constitucionalista no dia 6 último, no Tribunal de Justiça Militar.       
Faço uma ligação telefônica para o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, que se encontra no GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO. Convido-o para participar da solenidade de entrega de medalhas no COLÉGIO SIR ISAAC NEWTON, no dia 13 de setembro. É essa cerimônia uma iniciativa do nosso núcleo MMDC-NORTE, cujo presidente é o MAJOR PM WÁLTER. O MENDES está coordenando o encontro da TURMA JOSÉ BONIFÁCIO no almoço programado para o próximo sábado, na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO. Nossa turma irá se reunir para comemorar os CINQUENTA ANOS em que recebemos a ESPADA e fomos declarados ASPIRANTES A OFICIAL. Diz ele que o CORONEL PM LUIZ ANTONIO DE ARAÚJO ROCHA, residente em RIBEIRÃO PRETO, está com sérios problemas de artrose e se sente impossibilitado de se deslocar até SÃO PAULO.

Foi nos ESTADOS UNIDOS que NEYMAR vestiu pela primeira vez a camisa da seleção brasileira. Foi também na TERRA DO TIO SAM que provou: nenhuma técnica de intimidação é capaz de impedi-lo de brilhar em campo. Levou pontapés, cotoveladas e virou alvo de provocações. Nada resolveu. Ele fez a diferença na vitória do time canarinho contra PORTUGAL, nesta noite, em BOSTON. Marcou um gol e participou dos outros dois nos 3 a 1. Tudo isso sendo observado pelo REI PELÉ, um dos convidados dos patrocinadores do jogo realizado no estádio do NEW ENGLAND PATRIOTS, equipe de futebol americano.
BRASIL: JÚLIO CÉSAR; MAICON, THIAGO SILVA, DAVID LUIZ e MAXWELL; LUIZ GUSTAVO, PAULINHO (HENRIQUE) e RAMIRES (OSCAR); BERNARD (HERNANES), NEYMAR (LUCAS) e JÔ (ALEXANDRE PATO).

ITÁLIA e HOLANDA são as primeiras seleções do VELHO CONTINENTE que conquistaram vaga na COPA DO MUNDO de 2014. Hoje, pela Eliminatórias européias, a AZZURRA derrotou a REPÚBLICA TCHECA, de virada, por 2 a 1, pelo Grupo D, e a LARANJA MECÂNICA bateu ANDORRA por 2 a 0, pelo Grupo B. Na rodada de hoje, ALEMANHA e SUÍÇA também ficaram muito perto da vaga com duas rodadas de antecedência. Outras seleções que garantiram vaga na COPA foram os ESTADOS UNIDOS e a COSTA RICA. Hoje, pelas Eliminatórias da CONCACAF, os norte-americanos venceram o MÉXICO por 2 a 0. Pelo qualificatório da AMÉRICA DO SUL, o URUGUAI bateu a COLÔMBIA por 2 a 0 e impediu a classificação antecipada do adversário.

Após oito temporadas como titular da FERRARI, o brasileiro FELIPE MASSA anunciou que não defenderá a escuderia italiana em 2014. O piloto divulgou a informação nas redes sociais. “Não vou correr mais pela FERRARI a partir de 2014! Gostaria de agradecer pela amizade, vitórias e um lindo momento com a FERRARI. A ajuda da minha esposa, da minha família e de todos os meus fãs. Toda a ajuda dos meus patrocinadores! Vou com tudo para as últimas sete corridas como piloto da FERRARI”, falou MASSA, cujo melhor resultado desde seu ingresso na escuderia foi um vice-campeonato no Mundial de 2008.    

A aposentada MARIA DE JESUS CASTRO, de 87 anos, está vivendo o segundo drama de sua vida. O primeiro aconteceu há dois anos, quando perdeu a sua irmã LOURDES, com quem fazia a dupla sertaneja IRMÃS CASTRO, famosa pela gravação do clássico “BEIJINHO DOCE”, em 1945. O segundo está passando agora, depois de ter descoberto que seu único bem, um apartamento de 86 metros quadrados, na BELA VISTA, região central da cidade, pode ser desapropriado pelo Governo do Estado. Isso porque ele está na lista de 880 imóveis considerados de “interesse social” em um decreto assinado pelo Governador GERALDO ALCKMIN, que pretende instalar 20.221 moradias populares. “Penso que interesse social seja deixar uma idosa como eu, que vive de aposentadoria, sossegada em sua casa e não colocá-la na rua para abrigar aqui gente tão necessitada quanto eu”, queixou-se ‘quando soube, perdi o chão’.

Mais um acusado de envolvimento no assassinato do garoto boliviano BRAYAN YANARICO CAPCHA, de 5 anos, foi encontrado morto. O DHPP confirmou hoje, por meio da comparação de digitais, que um homem baleado na última sexta-feira, em PIRITUBA, zona norte, é WESLEY PEDROSO, de 19 anos. A família de PEDROSO deve fazer o reconhecimento do corpo amanhã. PEDROSO era um dos dois suspeitos de envolvimento no caso que continuavam foragidos. O outro é DIEGO ROCHA FREITAS CAMPOS, de 19 anos, apontado como o autor do tiro que matou o menino. BRAYAN foi executado em 28 de junho, após cinco criminosos invadirem a casa onde morava com os pais, em SÃO MATEUS, na zona leste. De acordo com a polícia, os criminosos não ficaram satisfeitos com os 4.500 reais que a família tinha. A polícia ainda não sabe quem executou PEDROSO. Ele foi achado na Rua MANOEL DE ARAÚJO, com diversas marcas de tiros, por volta das 6:30 horas de sexta-feira, dia 6 de setembro. O local onde o corpo do suspeito foi encontrado fica a mais de 30 quilômetros da casa da família de BRYAN.
Após o crime, dois suspeitos – PAULO RICARDO MARTINS, de 19 anos, e FELIPE DOS SANTOS LIMA, de 18 – foram capturados. Em 29 de agosto, eles foram encontrados mortos no Centro de Detenção Provisória de SANTO ANDRÉ. Agentes penitenciários suspeitam que os dois tenham sido envenenados com o coquetel da morte, mistura criada pelo PCC, para ser ingerida por “condenados à morte” pela facção. O preparo é feito com cocaína, creolina e viagra. Além deles, a polícia também capturou um adolescente de 17 anos, que está detido em uma unidade da FUNDAÇÃO CASA.

A Justiça aceitou a denúncia contra 23 acusados de cobrar propina de traficantes de CAMPINAS ligados ao detento WANDERSON DE PAULA LIMA, o ANDINHO, apontado como um dos líderes da facção criminosa PCC. Entre os denunciados, estão policiais que atuavam no DENARC e na cidade do traficante. Eles exigiam uma mesada para não atrapalhar a ação dos criminosos. Com exceção de dois delegados, todos os denunciados tiveram a prisão preventiva decretada. O caso veio à tona em 15 de julho, após operação da Promotoria. Logo em seguida ao escândalo, a Secretaria da Segurança Pública decidiu reformular o DENARC, restringindo as operações no interior do Estado e reduzindo o número de policiais lotados no órgão.

Três detidos pela Polícia Militar durante as manifestações do 7 de Setembro foram transferidos hoje do 2º DP (BOM RETIRO) para o Centro de Detenção Provisória de PINHEIROS. O protesto transformou as regiões da SÉ e da Câmara Municipal em praças de guerra após manifestantes adeptos dos BLACK BLOCS entrarem em confronto com a Polícia Militar. Cercado, um policial chegou a disparar para o chão para dispersar o grupo – o estilhaço da bala feriu um fotógrafo. Ao menos 30 pessoas foram detidas na ocasião.

O corpo do músico LUIZ CARLOS LEÃO DUARTE JÚNIOR, o CHAMPIGNON da banda CHARLIE BROWN JR. foi sepultado às 15 horas no Cemitério MEMORIAL NECRÓPOLE ECUMÊNICA, em SANTOS, mesmo local onde se encontra o corpo de CHORÃO, ex-colega da banda que morreu em março deste ano. CHAMPIGNON foi encontrado morto na segunda-feira, dentro de casa, em SÃO PAULO. Segundo a polícia, ele cometeu suicídio com uma pistola calibre 380.
A cerimônia de sepultamento foi fechada para os familiares e amigos mais próximos. A viúva de CHAMPIGON, CLÁUDIA CAMPOS, grávida de cinco meses, estava presente, assim como os integrantes da banda “A BANCA”, último projeto do baixista. Além dos familiares, participou da cerimônia o filho de CHORÃO, ALEXANDRE ABRÃO. Durante a madrugada, outros músicos como o vocalista do NX ZERO, DI FERRERO, o cantor KIKO ZAMBIANCHI, e o ex-baterista do CHARLIE BROWN JR;. PINGUIM, também estiveram no velório.

Hoje pela manhã, a RECORD apresentou sua nova novela, “PECADO MORTAL”, que estréia dia 25 de setembro, às 22:30 horas. Com autoria de CARLOS LOMBARDI e direção de ALEXANDRE AVANCINI, o folhetim vai se passar no RIO DE JANEIRO, na década de 1970. Segundo ANDERSON SOUZA, diretor de teledramaturgia da emissora, foram gastos 11 milhões de reais na cidade cenográfica e nos 55 cenários. “Não só os atores precisavam ser maquiados, o RIO também”, explicou. Além disso, o investimento total do projeto é de 500 mil reais por capítulo. “Na horas que falaram isso, quase levantei no meio da coletiva para pedir um aumento. Mas ia virar manchete”, brincou BETTY LAGO, presença ilustre no elenco. O diretor AVANCINI falou da parceria com LOMBARDI. “Estou muito feliz de retomar essa parceria com sucesso. Aprendi com o LOMBARDI essa pegada cinematográfica”, elogiou AVANCINI, que brinca com os famosos personagens descamisados do autor – que também estavam presentes em “UGA UGA”, e “KUBANACAN”, na GLOBO. “Alguns atores eventualmente vão tirar a camisa, para variar, né, LOMBARDI?”, provocou. “Mas teremos descamisados também”, retrucou o autor.

A história do menino GUO BIN, de 6 anos, começou a se encaminhar para um final feliz. Depois de ser atacado e ter os globos oculares arrancados, o garoto passou hoje por uma cirurgia e teve olhos artificiais implantados, o que lhe dará uma aparência normal. A visão, entretanto, não vai ser recuperada. O drama do menino começou em 24 de agosto. Ele foi encontrado pelos pais sem os olhos e coberto de sangue. Inicialmente, as autoridades acreditavam que o menino havia sido atacado para ter suas córneas vendidas para traficantes de órgãos. Agora a suspeita é de que ZHANG HUIYNG, tia de GUO BIN, seja a autora do crime. Ela se matou seis dias após o incidente com o menino ao pular em um poço. A polícia diz ter encontrado o sangue do garoto nas roupas da mulher. “Eu escutei que alguém disse que nós estávamos em uma disputa sobre a custódia de nosso avô, mas isso é uma mentira”, disse WANG WENLI, mãe de GUO BIN, sobre ZHANG HUIYING. O médico DENNIS LAM se ofereceu para fazer gratuitamente a cirurgia de GUO BIN, em SHENZHEN (CHINA). “O menino não tem mais o globo ocular, por isso colocamos implantes. É um globo artificial que dá volume ao olho”, explicou o médico. LAM acha que dentro de cinco ou dez anos o menino poderá ganhar olhos biônicos conectados diretamente ao cérebro, o que fará com que recupere entre 20% a 40% de sua capacidade visual.

Operários da TOKYO ELECTRIC POWER, empresa que controla a usina nuclear de FUKUSHIMA (JAPÃO), detectaram radiação em outro poço perto do tanque onde ocorreu recentemente um vazamento de 300 toneladas de água radioativa. Segundo a emissora NHK, pode estar havendo contaminação nos lençóis freáticos no subsolo da usina. O poço está a 20 metros do tanque onde houve o vazamento.

Quatro homens foram considerados culpados hoje pelo estupro coletivo e assassinato de uma indiana de 23 anos, em NOVA DELHI. A jovem e seu namorado foram atraídos para um ônibus por cinco homens e uma adolescente. Ela foi estuprada repetidamente. Tanto a mulher quanto o namorado foram severamente espancados antes de serem jogados em uma estrada. Ela morreu duas semanas depois do ataque, em 16 de dezembro de 2012.

A SÍRIA aceitou hoje uma proposta russa para abrir mão de suas armas químicas e, assim, ser poupada de um ataque norte-americano, enquanto aviões do governo bombardearam posições rebeldes em DAMASCO. A iniciativa diplomática russa marca uma repentina mudança de rumos na crise depois de várias semanas nas quais o Ocidente parecia se encaminhar para uma intervenção militar no conflito sírio.            

2 014    :    -    QUARTA-FEIRA
Agora as atenções nossas estão voltadas para o 82º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista. MARINEI já cuida dos ofícios de outorga da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Acontece que a notícia publicada no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de que o Monumento Mausoléu será devolvido ao povo no dia 2 de outubro cria uma expectativa de que a solenidade já marcada para o Quartel do Comando Geral sofra uma modificação de último hora. Entramos em contato com o CCOMSOC no sentido de confirmação do evento para o Q.C.G. pois a MARINEI já está confeccionando os Ofícios de Outorga da Medalha e ali precisa constar o local da solenidade.
O TENENTE-CORONEL PM ALUYSIO FRANCISCO GAMA BAIA passa hoje pela Sociedade. A sua classificação ainda não foi publicada no Diário Oficial, mas ele sabe que irá servir no COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO, sob o Comando do CORONEL PM DIMITRIOS FISKATORYS. Vem ele me convidar para um almoço amanhã. dos oficiais promovidos em 24 de agosto, no SÃO CAETANO ESPORTE CLUBE.
Converso, via fone, com o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO. Ele está idealizando uma entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA para o contingente de regressou recentemente do HAITI, no dia 26 de setembro, no 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO. Acerto também com ele a possibilidade de condecorar o Poeta PAULO BOMFIM, em 30 de setembro, quando ele completará 88 anos de idade, com uma das medalhas do IHGGS.
Recebo a visita do BRUNO, um rapaz que está inclinado a escrever um livro através das cartas de um combatente, o pai do ANTÔNIO FROTA. Ele procurou o FROTA e este disse que há muitos anos atrás mandou um DVD com as cartas do seu pai. Isso faz com que pesquise no computador esse material que passo para o BRUNO nesta tarde.
COLOMBO também passa pelo MMDC, mas ele tem exames médicos marcados para esta tarde na BELA CINTRA. Trata-se daquele concurso que ele prestou e foi aprovado para ingresso na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Almoçamos na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo. Ali encontro o CORONEL PM RICARDO JACOB, candidato a Deputado Estadual.
Nesta noite, já em casa, converso, via fone, com SIDNEI LOBO PEDROSO. 

Recebo a mensagem abaixo e a coloco em meu blog:
O Acidente e Morte de Eduardo Campos   (José Ori Dolvin Dantas - Coronel do Exército)
Usei os seguintes argumentos para justificar que o acidente foi um atentado.
 1.       Um jato executivo bimotor de porte médio fabricado em 2010 com 300 horas de voo é um avião novo!
 2.       A aeronave estava com as inspeções gerais e periódicas previstas no programa de manutenção em dia.
 3.       Equipado com sofisticados instrumentos de navegação que permitem pousos e decolagens em qualquer condição de tempo.
 4.       Gravador de voz em pane? Difícil de engolir. Ou o CENIPA recebeu ordem para não divulgar o conteúdo do áudio ou o gravador foi danificado  durante o pernoite no pátio do aeroporto Santos Dumont.
 5.       A voz do piloto no diálogo com a torre de controle e divulgada por uma emissora de TV logo após o acidente mostrava muita tranquilidade da tripulação, apesar da chuva e da pouca visibilidade durante os procedimentos de aproximação.
 6.         Há fortes indícios de duas explosões: uma na cabine ou nas turbinas, o que fez o avião despencar; a outra, onde estavam os passageiros (motivo de os corpos terem sido totalmente esmigalhados). É tão evidente que houve esta explosão que não se achou,sequer, um pedaço de crânio, para se comparar fichas odontológicas a qualquer arcada dentária. Somente com o exame de DNA foi possível identificar o que sobrou de cada corpo.
7.         Algumas considerações:
·          Se os pedaços da aeronave e partes significativas de corpos são encontrados em uma área extensa, pode-se afirmar que a explosão aconteceu ainda em voo. Foi o caso do atentado em 1988 ao Boeing 747 da PAN AM sobre a cidade escocesa de Lockerbie.
·          Se os pedaços da aeronave e partes significativas de corpos são encontrados concentrados em uma área, significa que a explosão aconteceu após a queda e foi ocasionada basicamente pelo combustível no momento do impacto com o chão.
 8.       Neste acidente com o Cessna 560 XL, o que chama a atenção é a evidente desintegração de toda a fuselagem e o despedaçamento completo de todos os corpos. A única forma de justificar um cenário como esse é um impacto frontal da aeronave com uma parede em pleno voo (o que não aconteceu) ou uma explosão ocasionada por um artefato explosivo durante o impacto com o chão. Vejam que o noticiário mostrou que, antes da aeronave bater no solo, ela tocou na quina da cobertura de um prédio.
 9.       Possivelmente foi nesse momento que a turbina foi arrancada e arremessada como um míssil para dentro de um apartamento próximo. Com certeza essa colisão diminuiu ainda mais sua velocidade. Então, de forma nenhuma podemos justificar o fator velocidade como causa do esmigalhamento dos corpos e estilhaçamento de toda a fuselagem. No acidente da TAM em Congonhas foram encontrados centenas de corpos queimados ou carbonizados mas praticamente inteiros.
 10.  Há indícios fortes de que as explosões aconteceram de dentro para fora da aeronave. Uma evidência comprovada é a porta desse ter sido encontrada longe do centro de gravidade do acidente.
 11.  Dizer que acima de 8 “G” os corpos se desintegram é verdade, mas o avião estava subindo e manobrando. Caiu com velocidade muito aquém da velocidade cruzeiro.
 12.  Neste voo estaria também a candidata Marina Silva. Acabaria qualquer possibilidade de haver o 2º turno e de o PT não vencer as próximas eleições. O tiro saiu pela culatra!
 13.  Esta aeronave não foi guarnecida durante o seu pernoite nas instalações do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. O sabotador teve tempo mais que necessário para o seu intento.
 Aécio e Marina Silva que se cuidem! Celso Daniel e Toninho do PT que o digam...
 Atenciosamente,
Cel.Dolvim (especialista em terrorismo e atentados terrorista)
Curriculum Vitae
Nome: Jose Ori Dolvim Dantas – Coronel do Exército especialista em terrorismo e atentados terrorista. Fone: (61) 8111-9064
Resumo dos principais cursos realizados:
·         Police Special Operations – SWAT- EUA;
·         Dignitary Protection – SWAT – EUA;
·         Chemical Agents Impact Munitions and Distraction Devices – SWAT – EUA;
·         Technical Intelligence – National Intelligence Academy – EUA;
·         Tolerância Zero – Universidade Metropolitana da Flórida – EUA;
·         Defense Planning and Resourse Management – National Defense University – EUA;
·         Avançado de Terrorismo e Contrainsurgência – National Defense University – EUA;
·         Understanding Terrorism and Terrorism Threat – University of Maryland – EUA;
·         International Human Rights Law: Prospects and Challenges – University of Duke – EUA;
·         Introduction to Human Behavioral Genetics – University of Minnesota – EUA:
·         Special Operations & Anti-terror Tactics – Israel;
·         Operaciones Tacticas Avanzadas (contraterrorismo) – Espanha;
·         Cours International de Criminologie – França;
·         Criminologia sob a ótica psicanalítica – Brasil;
·         Psicopedagogia (Especialização) – Como motivar a aprendizagem em instituições repressivas – Brasil;
·         Psicologia Comportamental (Mestrado) – Interpretação do suspeito pela linguagem do corpo – Brasil;
·         Logística de Transporte (Especialização) – Armazenamento, manuseio, transporte e distribuição de produtos perigosos – Brasil.
·         Principais experiências profissionais:
§  Planejamento, Coordenação e Segurança de Grandes Eventos.
§  Palestrante em seminários (nível nacional e internacional).
§  Assessor especial do Governador do Estado de Minas Gerais.
§  Consultor de Segurança aos Estados de Alagoas, Paraíba, Bahia e Minas Gerais.
§  Professor de graduação e pós-graduação da Unicesp/Promove.
CORONEL PM NILSON GIRALDI recebeu um e-mail que lhe mandei com os acontecimentos de 51 anos atrás, referente a 7 de setembro, quando nós fomos declarados ASPIRANTES A OFICIAL. ELE me responde assim:
Querido irmão caçula Ventura
Eita!
Você me fez voltar no tempo e relembrar coisas que estavam arquivadas no inconsciente há 51 anos.
Tudo nos seus mínimos detalhes.
Muito obrigado pelo "túnel do tempo" que proporcionou, a todos nós, uma viagem maravilhosa ao passado.
E aí uma coisa liga a outra: Uma semana após nossa declaração de Aspirantes a oficial, isso é, no dia 14 de setembro de 1963, lá estava eu, no Ceará, contraindo núpcias com minha querida Ivone a qual, carinhosamente, chamo de Tigresa. No próximo domingo completaremos 51 anos de casados (uma ótima idéia!).
Eita! Não sei como ela me aguentou e está aguentando durante tanto tempo.
E, pouco mais de um ano após nosso casamento, isto é, no dia 28 de setembro de 1.964, nascia nossa primeira filha (Nilva).
Abração, com saudades...

É bom o CRUZEIRO se cuidar, pois o TRICOLOR colocou a RAPOSA definitivamente em sua mira. Hoje, no MANÉ GARRINCHA, em BRASÍLIA, o SÃO PAULO derrotou o BOTAFOGO por 4 a 2. O triunfo fez o time paulista permanecer na vice-liderança, com 39 pontos - quatro a menos do que os mineiros.
Se DORIVAL JÚNIOR vai conseguir livrar a cara do PALMEIRAS no ano do centenário, só o tempo poderá responder. O certo, porém, é que o técnico, em apenas dois jogos à frente do clube, já alcançou os mesmos quatro pontos obtidos por RICARDO GARECA em nove longas rodadas. A vitória por 1 a 0 sobre o CRICIÚMA, no PACAEMBU, foi fundamental para um time que tem como única missão, até dezembro, afastar=se do perigo do rebaixamento. 

A boa vontade do governo FERNANDO HADDAD com os movimentos sociais de sem-teto foi comprovada hoje após a divulgação de um ofício da própria Prefeitura encaminhando desabrigados para uma ocupação irregular no Centro da Capital. O documento da Secretaria Municipal do Bem Estar Social, pede que o MSTS "receba" duas famílias no prédio do antigo CINE MARROCOS, ocupado em novembro do ano passado. Até hoje a Prefeitura, dona do imóvel, não foi à Justiça pedir a reintegração de posse.
HADDAD diz que a prática da secretaria é ilegal. Uma das servidoras que assinam a carta foi exonerada hoje após o "BOM DIA SÃO PAULO", da TV GLOBO, divulgar o caso.
Foi pelos jornais que a dona de casa NEIDE VIDOTTO, de 69 anos, ficou sabendo da ocupação do CINE MARROCOS. Com dificuldades para pagar o aluguel, ela procurou o MSTS e vive há dez meses no edifício. A despesa, de seiscentos reais mais água e luz no JARDIM IGUATEMI, na zona leste, passou para duzentos mensais. O rateio garante ao "condomínio" uma imagem que pouco lembra o aspecto degradante de outras ocupações.  De acordo com o MSTS, 52 famílias vivem no local.
O prédio do CINE MARROCOS foi adquirido pela gestão GILBERTO KASSAB por 60 milhões de reais. No local deveria funcionar a sede da Secretaria da Educação. A pasta afirmou que "a atual gestão irá avaliar a melhor destinação do patrimônio", já que a prioridade da atual administração é a construção de escolas. Com o dinheiro cobrado das pessoas que moram no CINE MARROCOS, o MSTS diz fazer manutenções de elevadores, limpeza e também oficinas para as crianças. No primeiro andar há a "sede social" do condomínio. Há também um serviço de vans para transporte de moradores a hospitais e para mudanças.

O Ministério Público de SÃO PAULO desmantelou, nesta manhã, uma quadrilha formada por delegados  da Secretaria Estadual da Fazenda que cobrava propina de empresários desde 2005. A multiplicação do dinheiro sujo rendeu, a cada um, um patrimônio de 20 milhões de reais. Mesmo depois das investigações, nenhum deles foi preso ou afastado de suas funções. O número de fiscais que agiam a mando dos delegados não foi divulgado pelo MP. As equipes lideradas pelos delegados regionais da pasta estadual MIGUEL CONRADO PINHEIRO VALE, MAURÍCIO DIAS (ambos da capital) e LUCIANO FRANCISCO REIS (GUARULHOS) cobravam uma alíquota menor de ICMS das empresas e, em troca, pediam propina aos empresários. A quantia da cobrança e o prejuízo que o esquema ilegal causou aos cofres do Estado, ao longo de nove anos, não foram revelados pelos promotores.

A Corregedoria da Polícia Militar afastou das ruas hoje os policiais envolvidos na ocorrência que terminou com a morte de quatro jovens no último sábado em COTIA. Todos continuam fazendo trabalhos burocráticos. No boletim de ocorrência, os soldados alegaram que os quatro estavam em um carro roubado e reagiram à abordagem. Ainda segundo o registro, foram apreendidos quatro revólveres calibre 38, uma espingarda calibre 12, uma pistola calibre ponto 40 e dois coletes balísticos com os suspeitos. Na terça-feira à noite, parentes e moradores da comunidade onde os jovens viviam fizeram um protesto e acusaram os PMs de assassinato. Dois ônibus foram queimados no km 15 da Rodovia RAPOSO TAVARES. Fotos dos jovens mortos foram compartilhadas. Segundo parentes, há sinais de agressão no corpo das vítimas.

Dez integrantes do PCC, a facção criminosa que comanda os presídios paulistas, foram denunciados pelo Ministério Público Estadual no início da semana pelo assassinato do SARGENTO PM ARNALDO FRANCISCO DE BRITO, morto a tiros no dia 14 de junho em PIRACICABA. O MP pede a prisão preventiva dos bandidos. Segundo a denúncia, o policial foi executado para vingar a morte de um integrante da facção por parte do Grupamento Tático da PM, do qual BRITO fazia parte. O sargento de 44 anos foi atingido por 13 tiros. Os dez foram denunciados por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima e por integrarem a organização criminosa.
Os ESTADOS UNIDOS vão liderar uma grande coalização internacional com objetivo de "destruir o ESTADO ISLÂMICO". O anúncio foi feito nesta noite pelo presidente BARACK OBAMA em pronunciamento em rede nacional. OBAMA disse que não vai enviar soldados ao IRAQUE ou à SÍRIA. A estratégia é usar o "poder aéreo e o apoio de forças aliadas em solo". "Essa estratégia é a mesma que temos aplicado com sucesso no IÊMEN e na SOMÁLIA há anos", disse o presidente em seu discurso. "O ESTADO ISLÂMICO não é "islâmico". Nenhuma religião concorda com a matança de inocentes, e a maior parte das vítima do EI tem sido de muçulmanos", disse.

A presidente da ARGENTINA, CRISTINA KIRCHNER, sugeriu mudar a capital de BUENOS AIRES para SANTIAGO DEL ESTERO, no norte do país. A justificativa da presidente é a localização geográfica da cidade. "Com visão estratégica, deveríamos pensar em um desenho territorial diferente porque o mundo mudou", afirmou CRISTINA durante visita ao local no final de agosto. Segundo a Chefe de Estado, a transferência aproximaria a ARGENTINA de novos mercados de exportação, como a região asiática". "Como dirigentes devemos nos adiantar (aos fatos).  Hoje, nosso comércio está cada vez mais orientado ao ORIENTE. Do mundo desenvolvido, só chegam crises e problemas. Enquanto do outro lado (países asiáticos) cada vez compram mais nossos produtos". A pacata e pobre SANTIAGO DEL ESTERO está localizada no norte da ARGENTINA e tem apenas 230 mil habitantes. A proposta de KIRCHNER gerou polêmica e dividiu a opinião pública argentina. "Deve ser brincadeira", disse o senador opositor e cineasta FERNANDO PINO SOLANAS. No entanto, nem mesmo KIRCHNER demonstra confiança na viabilidade de sua proposta. Na terça-feira, em pronunciamento na TV, a  presidente exaltou a capital BUENOS AIRES e anunciou que a cidade abrigará o prédio "mais alto da AMÉRICA LATINA", ainda a ser construído.    


2 015   :   -    QUINTA-FEIRA
GEORGE TRAJANO manda-me, por email, os bilhetes da viagem para CAMPO GRANDE. Embarco para CUIABÁ num avião da AVIANCA no horário das 17:25 horas. Deverei permanecer em CUIABÁ até o momento em que farei conexão com o voo que me levará até CAMPO GRANDE. Isso faz prever um certo desgaste físico numa data chuvosa, um tanto desanimadora face um dor de dente que estou enfrentando há dias.
Procuro colocar minhas memórias em dia, mas isso não é fácil de se fazer, pois as condições físicas não são nada boas. Acredito que estou exorbitando com minhas andanças aos 78 anos de idade. A presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC exige tempo integral de alguém mais jovem do que eu. Acontece que não há um associado nosso em condições de enfrentar a maratona de eventos que eu encaro, apesar da idade.
Por volta das 15 horas, JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até o Aeroporto de GUARULHOS até o terminal 4. Ocorre que os aviões da AVIANCA partem do terminal 1. Isso obriga-me a recorrer de um ônibus para chegar ao local de embarque.
Tudo transcorre bem. Apenas a partida do avião é retardada de alguns minutos face o mau tempo. Realizamos uma viagem tranquila até CUIABÁ. Ali, uma surpresa, a temperatura é bem superior a trinta graus, completamente diferente daquela que enfrentamos em SÃO PAULO. Isso é complicado, pois tenho de permanecer no aeroporto durante mais de duas horas. O fuso horário obriga a alterar o relógio, atrasando-o em uma hora.
Ás 21:10 horas (horário local), parte o avião da AVIANCA com destino a CAMPO GRANDE. Não é demorado o voo e, pouco depois das 22 horas estou chegando à cidade onde estão me esperando o TENENTE-CORONEL LUCIANO DE SOUZA CRUZ, Comandante da 30ª CSM, o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, que veio em outro voo, com conexão em CURITIBA. Está junto o SARGENTO IVO. Recordo da solenidade de 21 de novembro do ano passado. IVO demonstrou muita atenção para com minha pessoa naquela oportunidade. O CORONEL ÁUREO RIBEIRO VIENA DA SILVA proporcionou uma solenidade na Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Seção Regional do MATO GROSSO DO SUL. Recordo que condecoramos AGOSTINHO GONÇALVES DA MOTA, presidente dessa Associação, com o COLAR GENERAL VENTURA. Recebi naquela solenidade a MEDALHA DO MÉRITO DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA. O SARGENTO IVO também foi me buscar no aeroporto no dia 20 de novembro de 2014 e, no dia seguinte, após o evento, fui conhecer a sua família. Tudo isso vem à minha memória num relance agradecido ao dedicado sargento.    
Levam-me até o Hotel de Trânsito do Exército. Chove em CAMPO GRANDE e me sinto extremamente cansado. Uma dor de dente estraga um pouco a minha viagem.

Uma chácara de três mil metros quadrados, com piscina e área de lazer, em um condomínio de luxo em MAIRINQUE, no interior de SÃO PAULO, foi o local escolhido por 14 integrantes do PCC para discutir a contabilidade mensal da facção e ser palco de uma festa. Ontem à noite, a Polícia Civil invadiu o imóvel e prendeu 11 deles - os outros três conseguiram lugir.
Os acusados pertencem ao grupo denominado Estado Maior ou Estado Final da facção, ou seja, só estão abaixo dos líderes, que já estão presos. Os chefões fora da cadeia eram responsáveis por realizar a contabilidade do grupo e prestar contas aos superiores, entre eles MARCO WILLIANS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA.
No organograma da facção cada um cuidava de uma região da capital, cidades da região metropolitana e do interior do estado. Eles se reuniam mensalmente e em datas e locais diferentes para despistar a polícia. Nos encontros, também discutiam problemas de funcionamento do grupo, como punições e trocas de comando.
Os policiais civis do DENARC conseguiram chegar até o grupo após a prisão de um grande traficante, em julho deste ano.
Assim que a polícia entrou no local, foi recebida a tiros, mas ninguém ficou ferido. Foram apreendidos sete notebooks, 40 celulares, sete carros, além de pen drives e documentos. Somente em uma das planilhas apreendidas o PCC anotou lucro de 1,8 milhão de reais. Após a reunião, os líderes tinham programado realizar uma festa regada a cerveja, drogas e churrasco.
"O trabalho vai continuar e o importante é estrangular financeiramente a organização", afirmou o secretário de Segurança Pública, ALEXANDRE DE MORAES, hoje. (reportagem de AMANDA GOMES para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Nos documentos apreendidos pela polícia estão telefones de traficantes, sendo que alguns deles estão presos. Os registros foram feitos por meio de códigos. Segundo os agentes, documentos recolhidos em julho deste ano em um sítio de SANTA ISABEL, na GRANDE SÃO PAULO, usado para fabricação da droga, também auxiliaram nas prisões de hoje. Na ocasião, foi preso WELITON XAVIER DOS SANTOS, o CAPUAVA, um dos grandes distribuidores de drogas da facção. Com ele foi recolhida 1,6 tonelada de cocaína. Entretanto, em agosto, um desembargador concedeu habeas-corpus e o soltou. Posteriormente, a Justiça decretou novamente prisão de WELITON, mas até hoje ele seguia foragido.

A detenta MARIA CÂNDIDA MÁRCIA SANTANA, que organizou a festa com drogas na Penitenciária Feminina de SANTANA para comemorar os 22 anos de criação do PCC, pode ser transferida para o Regime Diferenciado a qualquer momento. A Secretaria de Administração Penitenciária aguarda apenas a autorização da Justiça. Ela pode ser a primeira mulher no RDD e inaugurar a ala feminina em Presidente Bernardes, no interior. 

O estudante de Letras da USP que levou um tiro nas costa em uma tentativa de assalto no campus teve alta hoje. O crime ocorreu no último dia 1º, por volta das 21 horas, em frente ao prédio do curso dele. ALEXANDRE foi socorrido de levado ao Hospital Universitário, onde passou por cirurgia. Três menores foram apreendidos no mesmo dia pela Polícia Militar tentando fugir de ônibus. Para dar maior segurança aos alunos, 34 agentes realizam desde terça-feira, dia 8 de setembro, policiamento comunitário.

Em assembléia realizada hoje de manhã, os trabalhadores da fábrica da FORD, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC paulista, decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado em protesto contra novas demissões na unidade.

O pedido de impeachment contra a presidente DILMA ROUSSEFF, apresentado à Câmara dos Deputados no dia 1º de setembro pelo advogado paulista HÉLIO BICUDO, traz como uma das peças de apoio uma entrevista publicada pelo DIÁRIO DE SÃO PAULO com o empresário CAIO GORENTZVAIG, em 5 de agosto.
Nela, ele fala da suposta ligação entre DILMA e o ex-presidente LULA com o GRUPO ODEBRECHT. A família de CAIO foi sócia durante anos da PETROBRÁS na REFINARIA TRIUNFO, no RIO GRANDE DO SUL.
Na página 8 do documento com o pedido de impedimento, o jurista HÉLIO BICUDO diz: "Ora, se a Presidente era ( e é ) indissociável de LULA, muito provavelmente sabia que ele estava viajando o mundo por conta da Construtora ODEBRECHT, que, coincidentemente, sagrou-se vencedora para realizar muitas obras públicas, no BRASIL e no exterior! Aliás, não se podem desconsiderar as fortes acusações feitas pelo empresário gaúcho CAIO GORENTZVAIG". No fim da página há um link para a matéria publicada no DIÁRIO.
BICUDO sugere aos parlamentares que ouçam as acusações feitas ao jornal. "Na eventualidade de a Câmara e o Senado entenderem pela necessidade de ouvir testemunhas, desde logo, arrolam-se aquela cuja colaboração fora essencial para o desvendar de toda essa terrível situação, em especial: PAULO ROBERTO COSTA, ALBERTO YOUSSEF, RICARDO PESSOA e MILTON PASCOWITHCH, além de NESTOR CERVERÓ (investigados na OPERAÇÃO LAVA JATO) e CAIO GORENTZVAIG".
Segundo a advogada JANAÍNA PASCHOAL, que assina o documento com BICUDO, o depoimento do empresário é importante porque evidencia a ligação da presidente DILMA com a ODEBRECHT desde quando ela era secretária de estado do governo do RIO GRANDE DO SUL.

Ex-conselheiro fiscal da REFINARIA TRIUNFO, MARCELO MALZONE, apresentou, hoje, mais um documento que evidencia favorecimento ao GRUPO ODEBRECHT, com a incorporação da empresa à BRASKEM, ligada à empreiteira. MALZONE mostrou um balanço patrimonial da TRIUNFO, de abril de 2009, que mostra que a empresa tinha em caixa cerca de 114 milhões de reais, além do patrimônio em imóveis e equipamentos, quando foi incorporada à BRASKEM por 117 milhões de reais. O negócio foi feito por determinação da PETROBRÁS, acionista da TRIUNFO à época.
"Ela foi incorporada em troca de ações da BRASKEM de baixo valor no mercado", disse MALZONE. "O balancete de cinco dias antes da incorporação mostra uma fotografia em que a TRIUNFO tinha em caixa 137 milhões de reais e no passivo circulante, ou seja, compromissos de 23 milhões de reais. Sendo assim, ela tinha cerca de 114 milhões livres, o que vale dizer que era uma empresa com uma saúde financeira espetacular".
Em nota, a PETROBRÁS disse que a Justiça do RIO GRANDE DO SUL permitiu a incorporação da TRIUNFO à BRASKEM, indeferindo três liminares requeridas pela PETROPLASTIC (empresa do empresário CAIO GORENTZVAIG), o que foi confirmado pelo Supremo Tribunal Federal. Já a BRASKEM disse que a operação teve parecer favorável da Comissão de Valores Mobiliários e do Conselho Administrativo da Defesa Econômica.

Um dia após a agência de classificação de risco STANDARD & POOR´S ter cortado a nota de crédito do BRASIL, fazendo-o perder seu grau de investimento - espécie de selo de bom pagador - deputados da oposição e outros vários dissidentes da base governista lançaram o "Movimento Parlamentar Pró-Impeachment" de DILMA ROUSSEFF.
Além dos parlamentares, também estiveram presentes no Salão Verde da Câmara funcionários que seguravam "PIXULECOS", bonecos infláveis do ex-presidente LULA com roupa de presidiário, e balões pretos com referência à LAVA JATO. O site do grupo está coletando assinaturas em defesa do afastamento da presidente. Nesta noite já haviam 175 mil assinaturas. A meta é chegar a 200 mil até meia-noite.
Os oposicionistas acusam o governo de "assaltar" a população e pretendem usar o pedido de impedimento da presidente apresentado por HÉLIO BICUDO, um dos fundadores do PT, para forçar a Câmara a abrir o processo. "Vamos iniciar o convencimento dos deputados para tomar medidas concretas contra esse governo que só faz mal ao país", afirmou o líder do PSDB, CARLOS SAMPAIO. "Já temos o apoio da metade da bancada", disse DARCÍSIO PERONDI.
DILMA realizou reunião extraordinária da coordenação política hoje para debater o rebaixamento do grau de investimento e a crise política. Ela negou que a decisão da agência configure um "cenário catastrófico", mas orientou ministros a acelerarem propostas sobre corte de gastos públicos. No fim da tarde, como já era esperado, a STANDARD & POOR´S também rebaixou a nota de crédito da PETROBRÁS em dois graus (de BBB para BB). A agência manteve a perspectiva da companhia em estágio negativo. Há sete anos a PETROBRÁS detinha o grau de investimento pela S&P.

O ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA aproveitou sua participação num seminário sobre responsabilidade social na capital argentina para minimizar a decisão da agência STANDARD & POOR´S. Para LULA, o rebaixamento da nota de crédito "não significa nada".
"É importante que a gente tenha em conta de que o fato de que eles diminuíram o "investiment grade" de um país não significa nada, significa que apenas a gente não pode fazer o que eles querem", declarou.
Entretanto, em 2008, quando a S&P concedeu o grau de investimento ao BRASIL, o petista comemorou bastante dizendo que o BRASIL vivia um "momento mágico". "Nós acabamos de receber a notícia de que o BRASIL passou a ser "investiment grade". O BRASIL foi declarado um país sério, que tem políticas sérias, que cuida das suas finanças e, por isso, passamos a ser merecedores de uma confiança internacional que há muito tempo o BRASIL necessitava", declarou LULA há sete anos atrás.
Na contramão da estratégia da equipe econômica de DILMA, o ex-presidente questionou políticas de cortes de gastos. "A mim me assusta muito a visão de todos aqueles que, no primeiro sintoma de uma crise, começam a falar em ajuste e ajuste significa corte de salários, corte de emprego, significa você voltar ao patamar de miséria que você estava para você recuperar a economia".

O ministro da Fazenda, JOAQUIM LEVY, afirmou hoje que os brasileiros devem encarar eventuais aumentos de impostos para reequilibrar as contas públicas como um "investimento" para que a economia volte a crescer. Segundo ele, o país não deve ser vítima de uma miopia nesse tema, pois a solidez fiscal é a base do crescimento. Porém, não citou quais seriam os tributos a serem reajustados.
"Você faz um pequeno investimento, admite pagar um pouco mais de imposto para que a economia não tenha tropeço. Talvez você tenha de pagar um pouquinho mais de imposto. A sociedade paga 05% a mais, mas o PIB cresce 0,5%, então, vale a pena, é um investimento. A gente não deve ser vítima de uma miopia nos impostos", disse ele.
LEVY afirmou que tem ouvido de empresários que eles estão dispostos a aceitar um aumento da carga tributária para assegurar o solidez fiscal. Segundo ele, a sociedade não quer que o BRASIL seja visto como um país fraco.
Ao comentar o rebaixamento do país e a perda do grau de investimento na agência de classificação de risco STANDARD & POOR´S, o ministro respondeu que a mudança terá impacto sobre as condições de crédito da economia brasileira.
Perguntado se ainda ficará no cargo, LEVY deixou claro que não é sua intenção deixar a pasta. Segundo ele, seu trabalho de recuperação fiscal ainda não terminou. "Não acredito que meu trabalho de recuperação fiscal já esteja completo. Eu teria alívio, mas não é essa minha avaliação".
Nesta semana, em PARIS, LEVY comentou sobre o aumento dos índices no imposto de renda. Hoje ele disse ter sido mal interpretado. Também se especula reajustar a CIDE, conhecido como imposto da gasolina.        




2 016     :     -       SÁBADO
Tenho um compromisso neste sábado. Ir até o JABAQUARA, na VILA SANTA CATARINA, a fim de assistir o desfile da XVII PARADA CÍVICO-MILITAR, organizada pela ESCOLA MARQUÊS DE MONTE ALEGRE.
MARINEI CHALUB vem me buscar às 13 horas. A distância entre GUARULHOS e o JABAQUARA é um tanto longa. Mas chegamos a tempo. Justamente no momento em que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC iria receber o Certificado de Participação. É que nossa organização abriu o Desfile, momentos antes. WILLIAM MASCARENHAS comandou essa abertura do evento e recebe de minhas mãos o certificado.
Vamos encontrar muita gente conhecida no local: TIAGO PEGGAU, MATHEUS POLI, MARCELO COVATZ, THALES SANCHES, THEL MORAES MARTINS (acompanhado de seu netinho), o Grupo de Reencenação FAB JAMBOCK BRASIL (que conta a história dos pracinhas da FEB), ANA ARTESANATO, FRANCISCO KAINER RINALDI, MAJOR PM NATANAEL SOARES DOS SANTOS, 3º SARGENTO ROSALIN, MILTON ROBERTO BRAGA, JORGE CRUZ, MADEIRA, PROFESSORA MARIA ODETTE (chega na metade do desfile), LEGIONÁRIOS DE AÇO e muitas outras personalidades que mantém estreitos laços de amizade para com o MMDC.
O presidente do NÚCLEO MMDC-LESTE confeccionou o diploma da MEDALHA DO MÉRITO CONSTITUCIONALISTA, que condecora a ESCOLA MARQUÊS DE MONTE ALEGRE. É esse momento um dos principais da solenidade.
Após a entrega da Medalha, vamos deixar o local. Há uma brusca mudança da temperatura. De 30 graus no início do evento, vamos atingir 19 graus quando estamos deixando a VILA SANTA CATARINA.
MARINEI traz-me até em casa. Sinto-me cansado ao chegar em GUARULHOS.
Mais tarde, vejo as imagens do Desfile, postadas no facebook.
Diz ANTONIO CARLOS ARISTIDES, ao mandar as fotos:  
Eu ainda estou emocionado tivemos diversos problemas com apoio das Forças de segurança e militares mas enfim Associações de excombatentes e preservadores da História e as escolas fizeram o seu show de civismo! O tempo colaborou muito depois de 2 anos com chuva são tantos a agradecer Cel Mario Ventura; Marinei Chalub, Natanael Soares Dos Santos,Zalin Gui, Veterano Jorge Cruz BG,Fab Jambock Brasil , Tiago Peggau, Marcelo Covatz, Daniella Costa,Genivaldo Freire, Milton Roberto Braga, Francisco Kainer Rinaldi, Matheus Poli a todas as Associações de ex combatentes presentes.

O FLAMENGO embolou de vez a briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Em SALVADOR, o time venceu o VITÓRIA por 2 a 1, nesta noite, e atingiu os mesmos 46 pontos do PALMEIRAS. Contudo, segue na segunda colocação por conta do saldo de gols inferior: 19 a 8.
O bom resultado quase não veio fora de casa. A equipe começou o jogo perdendo, graças ao gol do estreante ZÉ LOVE, ex-SANTOS, com a camisa dos baianos. Porém, FERNANDINHO, ainda no primeiro tempo, e GABRIEL, aos 14 da etapa final, garantiram a virada.

Até os 34 anos, FERNANDO GUIMARÃES foi jogador profissional de vôlei. Atuou na poderosa PIRELLI, tentou a sorte no exterior, trabalhou como auxiliar da seleção brasileira ao lado do irmão, o multicampeão treinador JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES. Conheceu todos os segredos que transformaram o BRASIL em potência da modalidade. E foi esta a fórmula que ele adotou para tentar levar uma outra seleção de vôlei do país ao topo.
Técnico da seleção masculina de vôlei sentado, FERNANDO tem o desafio de conquistar a primeira medalha da história da modalidade para o BRASIL nos jogos Paralímpicos do RIO.
ANTÔNIO TENÓRIO subiu ao tatame da Arena Carioca 3, nos Jogos categoria até 100 quilos, mas reconhecido como lenda do judô internacional. Aos 45 anos, ele conquistou a sexta medalha paraolímpica de sua carreira.
Nos JOGOS, ele tem 100% de aproveitamento nas participações. Foi medalhista de ouro em ATLANTA-1996, SYDNEY 2000, ATENAS 2004 e PEQUIM 2012. Em LONDRES, 2012, levou o bronze.
Os brasileiros lançaram muito hoje, no ENGENHÃO. CLAUDINEY SANTOS, no disco, e SHIRLENE COELHO, no dardo, garantiram mais duas medalhas de ouro para o atletismo do país nos JOGOS PARALÍMPICOS DO RIO.

Demitido na sexta-feira, por telefone, pelo presidente MICHEL TEMER do cargo de advogado-geral da União, FÁBIO MEDINA OSÓRIO saiu atirando. Hoje, afirmou ter recebido orientações diretas do ministro da Casa Civil, ELISEU PADILHA, para que a AGU ficasse de fora das investigações da OPERAÇÃO LAVA JATO.
O advogado contou que o atrito começou no momento em que, em um movimento atípico, ajuizou as primeiras ações de improbidade contra empreiteiras envolvidas no esquema. Ao longo da operação, as investigações e as ações de improbidade têm sido encabeçadas pela Justiça Federal em CURITIBA e pelo Ministério Público, com pouca participação efetiva da AGU. Recebi orientações do ministro PADILHA para não atuar nessa questão da LAVA JATO. Para ficar de fora dessas questões.
O ex-ministro afirma que as informações de inquéritos da LAVA JATO que teria solicitado ao Supremo Tribunal Federal nunca chegaram as suas mãos.
PADILHA preferiu não comentar as acusações. GRACE se limitou a dizer que seu antecessor não tinha conhecimento das rotinas e procedimento internos da instituição.  

O tenista brasileiro BRUNO SOARES conquistou o título de duplas do ABERTO DOS EUA, nesta tarde, ao lado do britânico JAMIE MURRAY, irmão mais novo de ANDY MURRAY. Eles bateram os espanhóis PABLO CARREÑO BUSTA e GUILLERMO GARCIA LOPEZ  por 2 sets a 0. Os dois já haviam conquistado neste ano o ABERTO DA AUSTRÁLIA.


Na final feminina, a nova número 1 do mundo, a alemã ANGELIQUE KERBER, ficou com o título ao derrotar a tcheca KAROLINA PLISKOVA, chegando à sua segunda conquista de GRAND SLAM na carreira – também havia vencido o ABERTO DA AUSTRÁLIA deste ano.  


Nenhum comentário: