sexta-feira, 16 de setembro de 2016

12 DE SETEMBRO DE 2016 - SEGUNDA-FEIRA.

DIA      DOZE      DE      SETEMBRO       DE       2 016      -      SEGUNDA-FEIRA.
 79 anos, 8 meses e 16 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
66º DIA DO ANO 67º
58 anos e 100 dias na PMESP
57 anos e 212 dias na ESCOLA DE OFICIAIS - 20 870 dias - 497 772 horas
53 anos e 5 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 183 dias no Posto de Coronel – 342 meses.
5 anos e 67 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
10 933 dias CORONEL - 24 anos e 273 dias na reserva.
11 027-264 380                      10 933-257 860                                 10 310-258 264.
DIA DE SÃO GUIDO. Nascido em uma família de camponeses, distribuiu seus poucos bens aos pobres e se consagrou inteiramente ao serviço de DEUS. Foi sacristão de uma igreja na região onde morava. Peregrinou durante sete anos, visitando os principais santuários da EUROPA, ROMA e a TERRA SANTA. Depois retornou a sua região de origem e se santificou no humilde ofício de sacristão de uma igreja. Depois de morto, em 1012, milagres e prodígios ocorreram em sua sepultura.
DIA DA BEM-AVENTURADA MARIA VITÓRIA FORNARI. Nasceu em GÊNOVA, na ITÁLIA em 1562. Casou-se e teve seis filhos. Aos 25 anos, ficou viúva, quando se entregou à oração. Em 1604 fundou a Ordem das Anunciadas Celestes.

DIA  DA  SERESTA
DIA  NACIONAL  DA  RECREAÇÃO

2506 a. lideradas por MILCÍADES, as tropas da GRÉCIA, que contavam com cerca de 10 mil soldados de infantaria, lançaram-se através da planície de MARATONA no dia 12 de setembro de 490 a.C. O Exército da PÉRSIA foi destroçado e os soldados remanescentes recuaram em pânico para o litoral. Muitos acabaram mortos na fuga ou se afogaram ao tentar nadar de volta para os navios. A história diz que os invasores perderam cerca de 6 mil homens em MARATONA. E os gregos, apenas 192 soldados. Os gregos tinham falanges bem treinadas e protegidas por armaduras de bronze, muito mais eficazes do que os escudos de vime e túnicas acolchoadas dos persas.
1486 a. morre o PAPA FÉLIX IV em 12 de setembro de 530. Nasceu em 526.
1004 a. falece SÃO GUIDO, o “ANJO DA ALDEIA”, em 12 de setembro de 1012.
719 a. da assinatura do TRATADO DE ALCANIZES, pelos reis DOM DINIZ, de PORTUGAL, e FERNANDO VI, de CASTELA, em 12 de setembro de 1297, na ESPANHA. São definidas as fronteiras entre os países, praticamente iguais até hoje.
707 a. casamento do infante D. AFONSO, futuro rei D. AFONSO IV de PORTUGAL com BEATRIZ DE CASTELA, em 12 de setembro de 1309.
654 a. falece o PAPA INOCÊNCIO VI, em 12 de setembro de 1362.
522 a. nasce o REI FRANCISCO I, de FRANÇA, em 12 de setembro de 1494. 
514 a. da quarta e última viagem de CRISTÓVÃO COLOMBO, chegando às costas da atual NICARÁGUA, em 12 de setembro de 1502.
385 a. em que a esquadra espanhola, comandada por OQUENDO, derrotou a holandesa, capitaneada por HAUSPATER, em combate naval próximo de PERNAMBUCO (BRASIL), em 12 de setembro de 1631.
340 a. foi comprado o terreno para a construção da Sinagoga Portuguesa de AMSTERDÃO, em 12 de setembro de 1676.
333 a. falece o Rei AFONSO VI, de PORTUGAL, em 12 de setembro de 1683.
333 a. quase dois meses depois de seu início, chega ao fim o CERCO A VIENA, uma expedição turca contra LEOPOLDO I (1640-1705), rei austríaco e imperador do SACRO IMPÉRIO ROMANO-GERMÂNICO. Os invasores foram derrotados por um exército liderado por JAN III SOBIESKI (1629-1696), da POLÔNIA. O fato marcou o início do fim da dominação turca no leste da EUROPA e estabeleceu um limite para o avanço do IMPÉRIO OTOMANO na região.
296 a. criação da Capitania de MINAS GERAIS, em 12 de setembro de 1720.
252 a. falece JEAN PHILIPPE RAMEAU, compositor francês, em 12 de setembro de 1764. Nasceu em 1683.
217 a. da IGREJA DA CONSOLAÇÃO, inaugurada em 12 de setembro de 1799.
202 a. THE STAR-SPANGLED BANNER, o hino americano, é composto por FRANCIS SCOTT KEY, em 12 de setembro de 1814.
185 a. nasce o grande poeta romântico brasileiro MANUEL ANTÔNIO ÁLVARES DE AZEVEDO, autor de “LIRA DOS VINTE ANOS” e “NOITE NA TAVERNA”, em SÃO PAULO no dia 12 de setembro de 1831. Morre no RIO DE JANEIRO em 1852. Na Faculdade de Direito de SÃO PAULO foi colega de BERNARDO GUIMARÃES, AURELIANO LESSA e JOSÉ DE ALENCAR, entre outros. Também foi autor de: POESIAS DIVERSAS, POEMA DO FRADE, O CONDE LOPO, MACÁRIO. ÁLVARES DE AZEVEDO, morto aos 21 anos incompletos, deixou obra incomum para um jovem de sua idade. Conhecia quase todos os grandes autores europeus da época, e foi por intermédio dele que vários se tornaram conhecidos no BRASIL. Inaugurou em nosso romantismo um caminho novo, diferente dos rumos seguidos por GONÇALVES DE MAGALHÃES ou GONÇALVES DIAS. O seu foi o da poesia da dúvida, da tristeza, da nostalgia. À sua cabeceira tinha os poemas de HOMERO, DANTE, SHAKESPEARE, BYRON, MUSSET, HEINE e a BÍBLIA. Em curto intervalo, fins de 1849 e princípios de 1850, escreveu quase um romance, os ESTUDOS LITERÁRIOS SOBRE A MARCHA DA CIVILIZAÇÃO EM PORTUGAL e fragmentos de um poema em linguagem antiga.
Manuel Antônio Álvares de Azevedo (São Paulo, Província de São Paulo, Império do Brasil, 12 de setembro de1831  Rio de Janeiro, Império do Brasil, 25 de abril de 1852) foi um escritor da segunda geração romântica (Ultra-Romântica, Byroniana ou Mal-do-século), contista, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro, autor de Noite na Taverna.
Filho de Inácio Manuel Álvares de Azevedo e Maria Luísa Mota Azevedo, passou a infância no Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos. Voltou a São Paulo, em 1847, para estudar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde, desde logo, ganhou fama por brilhantes e precoces produções literárias. Destacou-se pela facilidade de aprender línguas e pelo espírito jovial e sentimental.4
Durante o curso de Direito traduziu o quinto ato de Otelo, de Shakespeare; traduziu Parisina, de Lord Byron; fundou a revista da Sociedade Ensaio Filosófico Paulistano (1849); fez parte da Sociedade Epicureia; e iniciou o poema épico O Conde Lopo, do qual só restaram fragmentos.
Não concluiu o curso, pois foi acometido de uma tuberculose pulmonar nas férias de 1851-52, a qual foi agravada por um tumor na fossa ilíaca, ocasionado por uma queda de cavalo, falecendo aos 20 anos.5
A sua obra compreende: Poesias diversas, Poema do Frade, o drama Macário, o romance O Livro de Fra Gondicário,Noite na Taverna, Cartas, vários Ensaios (incluíndo "Literatura e civilização em Portugal", "Lucano", "George Sand" e "Jacques Rolla") e Lira dos vinte anos
Suas principais influências são: Lord Byron, Goethe, François-René de Chateaubriand, mas principalmente Alfred de Musset.
Figura na antologia do cancioneiro nacional. Foi muito lido até as duas primeiras décadas do século XX, com constantes reedições de sua poesia e antologias. As últimas encenações de seu drama Macário foram em 1994 e 2001. É patrono da cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras.
Lira dos Vinte Anos|
Álvares de Azevedo.
Lira dos Vinte Anos (inicialmente planejada para ser publicada num projeto — As Três Liras — em conjunto com Aureliano Lessa e Bernardo Guimarães).6 é o título da principal obra do autor. Segundo alguns pesquisadores, o nome da coleção de poesias se dava ao fato de ter existido uma garota — a qual, até hoje, ninguém sabe a identidade, muito bem escondida pelo Dr. Jaci Monteiro — que tocava esse instrumento.
É evidente a explicitação de Álvares de Azevedo na postura consciente do fazer poético, afinal em seus prefácios há um alto grau de conhecimento quanto à proposta ultra-romântica, a qual exibe um certo metarromantismo marcada pelo senso crítico.
É o primeiro a incorporar o cotidiano na poesia no Brasil, com o poema Ideias íntimas, da segunda parte da Lira. O autor de Lira dos Vinte Anos estabelece valores e critérios a sua obra. Revela-se, assim, uma verdadeira teorização programada da obra, transformando-se numa verdadeira teoria do conhecimento dos textos poéticos apresentados.
No segundo prefácio de Lira dos Vinte Anos, o seu autor nos revela a sua intencionalidade e o vincula de tal maneira ao texto poético, que a gratuidade e autonomia perde espaço e revela a intencionalidade do poeta, isto é, explicação de temas, motivos e outros elementos.
Um aspecto característico de sua obra e que tem estimulado mais discussão diz respeito à sua poética, que ele mesmo definiu como uma "binomia", que consiste em aproximar extremos, numa atitude tipicamente romântica. É importante salientar o prefácio à segunda parte da Lira dos Vinte Anos, um dos pontos críticos de sua obra e na qual define toda a sua poética.
Machado de Assis publicou no jornal “Semana Literária”, em 26 de junho de 1866 uma análise de Lira dos vinte anos.
Atualmente tem suscitado alguns estudos acadêmicos, dos quais sublinham-se "O Belo e o Disforme", de Cilaine Alves Cunha (EDUSP, 2000), e "Entusiasmo indianista e ironia byroniana" (Tese de Doutorado, USP, 2000); "O poeta leitor. Um estudo das epígrafes hugoanas em Álvares de Azevedo", de Maria C. R. Alves (Dissertação de Mestrado, USP, 1999); "Álvares de Azevedo: A busca de uma literatura consciente", de Gilmar Tenorio Santini (Dissertação de Mestrado, UNESP, 2007).
O crítico literário Alexei Bueno faz uma interessante observação sobre a "característica quase esquizoide da alma de Álvares de Azevedo", a dissociação entre sua obra "onde não faltam bebedeiras e orgias altamente byronianas" e sua vida pacata de "excelente e responsabilíssimo aluno, de enorme afeição familiar e provavelmente bastante casto".7
Trabalhos
Devido a sua morte prematura, todos os trabalhos de Álvares de Azevedo foram publicados postumamente.
Lira dos Vinte Anos (1853, antologia poética);
Macário (1855, peça de teatro);
Noite na Taverna (1855, contos);
O Conde Lopo (Juaréz Cavalcante)
Álvares de Azevedo também escreveu muitas cartas e ensaios e traduziu para o português o poema Parisina, de Lorde Byron, e o quinto ato de Otelo, de William Shakespeare.
Cronologia
1831, 12 de setembro – Nascido em São Paulo, na esquina da rua da Feira com a rua Cruz Preta, atuais Senador Feijó e Quintino Bocaiuva.
1831 – Transfere-se para o Rio de Janeiro.
1835 – Morre a 26 de junho seu irmão mais novo, Inácio Manuel, em Niterói, deixando o futuro poeta profundamente abalado.
1840 – É matriculado no Colégio Stoll, em Botafogo. Seu desempenho rende elogios do proprietário do colégio, o Dr. Stoll: "Ele reúne, o que é muito raro, a maior inocência de costumes à mais vasta capacidade intelectual que já encontrei na América num menino da sua idade".
1844 – Transfere-se para São Paulo, após estudos de francês, inglês e latim volta para o Rio no fim do ano.
1845 – Matricula-se no 5º ano do internato do Colégio Pedro II, no Rio, onde muito sofreu, devido ao gênio folgazão, que o levava a caricaturar colegas e professores.
1846 – Cursa o 6ª ano no mesmo colégio, tendo como professor Domingos José Gonçalves de Magalhães.
1847 – Recebe, a 5 de dezembro, o grau de bacharel em Letras.
1848 – Ingressa, a 1 de março na Faculdade de Direito de São Paulo, onde conhece, entre outros, José de Alencar e Bernardo Guimarães.
1849 – Matricula-se no 2º ano. Pronuncia um discurso a 11 de agosto, na sessão comemorativa do aniversário da criação dos cursos jurídicos no Brasil. Passa as férias no Rio, com constantes pensamentos de morte.
1850 – Escreve "um romance de 200 e tantas páginas, dois poemas, um em 5 e outro em 2 cantos, ensaios, fragmento de poema em linguagem muito antiga" (hoje perdido). A 9 de maio, profere o discurso inaugural da sociedade "Ensaio Filosófico". De volta a São Paulo, matricula-se no 3º ano. Em setembro, suicida-se, por amor, o quintanista Feliciano Coelho Duarte, o poeta faz, a 12 do mesmo mês, o discurso de adeus.
1851 – Cursa o 4º ano. Em 15 de setembro, morre João Batista da Silva Pereira. Passa as férias em Itaboraí, na fazenda do avô.
1852, 25 de abril – Após complicações advindas de uma queda de cavalo, no município de Itaboraí, no trajeto de Visconde para Porto das Caixas. Cria-se um tumor na fossa ilíaca que tentou ser retirado segundo alguns biólogos sem anestesia, a ferida infecciona e após 40 dias de febre alta falece, às 17 horas no Rio de Janeiro em casa. É enterrado no dia seguinte, num cemitério na praia vermelha na zona sul do Rio de Janeiro que mais tarde viria a ser destruído pelo mar em ressaca. Segundo biógrafos seu cachorro teria encontrado seus restos mortais. Hoje está sepultado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, num mausoléu da família perto dos túmulos de Floriano Peixoto e outros grandes nomes do final do séc. XIX — tendo sido o décimo segundo a ser sepultado nesse cemitério inaugurado em 1854, como consta da primeira página de seu livro de registros.8
Obras]
1853 Poesias de Manuel Antônio Álvares de Azevedo, Lira dos Vinte Anos (única obra preparada para publicação pelo autor) e Poesias diversas;
1855 Obras de Manuel Antônio Álvares de Azevedo, primeira publicação da sua prosa (Noite na Taverna);
1862 Obras de Manuel Antônio Álvares de Azevedo, 2ª e 3ª edições, primeira aparição do Poema do Frade e 3ª parte da Lira.
1866 O Conde Lopo, poema inédito.
Merece um destaque especial a "Lira dos Vinte Anos", composta de diversos poemas. A Lira é dividida em três partes, sendo a primeira e a terceira da Face Ariel e a segunda da Face Caliban. A Face Ariel mostra um Álvares de Azevedo ingênuo, casto e inocente. Já a Face Caliban apresenta poemas irônicos e sarcásticos.
Adeus, meus sonhos!
 Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro! 
Não levo da existência uma saudade! 
E tanta vida que meu peito enchia 
Morreu na minha triste mocidade! 
Misérrimo! Votei meus pobres dias 
À sina doida de um amor sem fruto, 
E minh'alma na treva agora dorme 
Como um olhar que a morte envolve em luto. 
Que me resta, meu Deus? 
Morra comigo 
A estrela de meus cândidos amores, 
Já não vejo no meu peito morto 
Um punhado sequer de murchas flores!
Ai, Jesus!
 Ai, Jesus! Não vês que gemo, 
Que desmaio de paixão
 
Pelos teus olhos azuis?
 
Que empalideço, que tremo,
 
Que me expira o coração?
 
Ai, Jesus! Que por um olhar, donzela,
 
Eu poderia morrer
 
Dos teus olhos pela luz?
 
Que morte! Que morte bela!
 
Antes seria viver!
 
Ai, Jesus! Que por um beijo perdido
 
Eu de gozo morreria
 
Em teus níveos seios nus?
 
Que no oceano dum gemido
 
Minh'alma se afogaria? Ai, Jesus!
 
 169 a. da primeira jornada da heróica defesa do castelo de CHAPULTEPEC, durante a invasão norte-americana do MÉXICO, em 12 de setembro de 1847. 
169 a. fundação do LICEU NILO PEÇANHA, em NITERÓI, em 12 de setembro de 1847.
145 a. morre JÚLIO DINIS, médico e escritor português, em 12 de setembro de 1871. Nasceu em 1839.
138 a. PENSILVÂNIA é o segundo estado a ratificar a Constituição Americana, em 12 de setembro de 1878.
136 a. nasce H. L. MENCKEN, jornalista e crítico social norte-americano, em 12 de setembro de 1880. Morre em 1956.
131 a. nasce JOSÉ PESSÔA. Ensaio do Cel Cav Anderson do Nascimento Demutti , do Comando Militar do Planalto) Nasceu em 12 de setembro de 1885, em Cabaceiras na Paraíba. Incorporou ao Exército Brasileiro no 2º Batalhão de Infantaria, no Recife, em 1903 e, após aprovação no exame de suficiência, foi matriculado, em 18 de março de 1903, na Escola Preparatória e Prática do Realengo, no Rio de Janeiro.
No prosseguimento de sua formação, o Aluno José Pessôa freqüentaria a Escola Militar do Brasil, na Praia Vermelha - Rio de Janeiro. Entretanto, aquela Escola foi fechada em 1904 e extinta em 1905, como consequência da Revolta da Vacina Obrigatória, sendo reaberta em Porto Alegre, em 1906 com o nome de Escola de Guerra de Porto Alegre, no prédio que atualmente abriga o Colégio Militar de Porto Alegre, para onde foi transferido, formando-se Aspirante a Oficial de Infantaria e Cavalaria, em 2 de janeiro de 1909. No mesmo ano, cursou a Escola de Artilharia e Engenharia do Realengo. Sua primeira Unidade foi o 13º Regimento de Cavalaria, no Rio de Janeiro, sendo depois transferido para a 4ª Companhia de Caçadores, na Paraíba do Norte e, a seguir para o 50º Batalhão de Caçadores, em Salvador. Em 26 de fevereiro de 1913, foi promovido a Segundo-Tenente e transferido definitivamente para a Arma de Cavalaria. Na capital baiana, foi nomeado instrutor militar da Faculdade de Medicina da Bahia. Posteriormente, cursou a Escola Politécnica, no Rio de Janeiro, formando-se engenheiro topógrafo. Em 1916, no Quartel-General de São Paulo, além de exercer suas funções, foi instrutor militar da Faculdade de Direito, exercitando seu sentimento cívico e formando uma juventude identificada com os valores da Pátria, contagiada pela influência dos ideais de Olavo Bilac. Com a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial, em outubro de 1917, o Segundo-Tenente José Pessôa foi enviado no ano seguinte à França, como um dos membros da Missão Militar Preparatória que o Exército Brasileiro deslocou à Frente Ocidental. Naquele país, foi matriculado na Escola Militar de Saint-Cyr, para aprender os fundamentos sobre a adaptação da Cavalaria à então recente invenção, os “carros de assalto”, e seu emprego no campo de batalha. Durante àquele conflito mundial, foi arregimentado como adido no 503º Regimento de Cavalaria, o 4º Dragões do Exército Francês, onde recebeu o comando do 3º Pelotão e, posteriormente, do 1º Pelotão ambos do 1º Esquadrão, honra que poucos estrangeiros foram brindados, sendo um dos pioneiros no emprego das inovações doutrinárias dos carros de assalto no teatro de operações. Foi promovido a Primeiro-Tenente em 29 de maio de 1918 e, naquele mesmo ano, José Pessôa foi acometido de tifo, sendo evacuado da frente de combate para um hospital francês, onde conheceu a enfermeira inglesa Blanche, alistada como voluntária na Cruz Vermelha da França, a qual veio a ser sua futura esposa. Em 8 de janeiro de 1919, foi promovido a Capitão, por atos de bravura em ações de combate na França e na Bélgica.No pós-guerra, realizou o Curso da Escola de Carros e o Curso Prático de Artilharia de Assalto, ambos em Versailles, na França, onde absorveu as inovações doutrinárias dos carros de assalto e escreveu o livro “Os Tanks na guerra europeia”. Ao retornar ao Brasil, em 1920, fruto da experiência adquirida com carros de combate no Teatro de Operações Europeu, foi designado comandante da primeira unidade blindada do Exército, a Companhia de Carros de Assalto, nas atuais instalações do 57º Batalhão de Infantaria (Escola), no Rio de Janeiro, dotada dos carros franceses Renault FT 17. Permaneceu no comando daquela Unidade até 1923, quando foi promovido a Major. Nesse novo posto, assumiu a função de Fiscal Administrativo e de Subcomandante da Escola Militar do Realengo, onde permaneceria até 18 de agosto de 1927, quando foi promovido a Tenente-Coronel, e foi nomeado comandante em Santo Luiz Gonzaga nas Missões no Rio Grande do Sul do hoje 4º Regimento de Cavalaria Blindado de 27 out 1927/28 set 1928. Em 1929, como Coronel, concluiu o curso da Escola de Aperfeiçoamento e Curso de Comando e Estado-Maior. Este curso foi a fonte de inspiração na concepção de um de seus mais ricos projetos: o de uma nova Escola de Cavalaria. Em outubro de 1930, foi designado Comandante do 3º Regimento de Infantaria, sediado no velho prédio da antiga Escola da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, com a missão principal de contribuir para a dissipação do movimento revolucionário que assolava a Capital Federal (Revolução de 1930).
Foi nomeado Comandante da Escola Militar do Realengo em 19 de novembro de1930, permanecendo no comando até 1934, tendo papel fundamental na sua reestruturação e transferência para Resende- RJ. Implementou considerável melhoria na formação do Oficial do Exército Brasileiro. Nesse período, idealizou a Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, fundada em 1944, restabeleceu o título de Cadete, criou o Espadim de Caxias, considerado o próprio símbolo da Honra Militar, o Corpo de Cadetes, com Estandarte e Brasão próprios e implementou o culto à figura do Duque de Caxias - “Cadete de Caxias”. Em 3 de agosto de 1933, foi promovido a General- de- Brigada e no ano seguinte foi nomeado Inspetor e Comandante do 1º Distrito de Artilharia de Costa da 1ª Região Militar no Distrito Federal. Coordenou a vinda da Missão Militar Norte- Americana. Sob a sua direção essa Comissão influiu na criação do Centro de Instrução de Artilharia de Costa (atual Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea), da Escola Técnica do Exército, precursora do atual Instituto Militar de Engenharia (IME) e na evolução da doutrina defensiva - “mentalidade Maginot” - para a doutrina ofensiva. Foi promovido a General- de- Divisão em 24 de maio de 1940 e, em 1944 foi eleito presidente do Clube Militar, permanecendo neste cargo até 1946. Com o fim do Estado Novo, foi nomeado Adido Militar em Londres de 1946 a 1947. Passou para Reserva em setembro de 1949, no posto de General- de- Exército e, em janeiro de 1953, foi promovido a Marechal. Em 1954, foi convidado pelo então Presidente Getulio Vargas para substituir o General Aguinaldo Caiado de Castro, na época Chefe da Casa Militar da Presidência da República, na presidência da Comissão de Localização da Nova Capital Federal. O Marechal José Pessôa, eterno partidário pela necessidade de mudança da Capital Federal, já em 1949, no discurso como paraninfo da Turma de Aspirantes a Oficial, na Academia Militar das Agulhas Negras, alertava àqueles jovens oficiais para sua eventual responsabilidade diante da solução de certos problemas, como o da construção da nova Capital Política do Brasil. Afirmava, ainda, que o adequado desfecho dessa questão seria.... ….“útil para a grandeza e salvaguarda de nossa nacionalidade, vantagens inegáveis nos advirão, quais sejam: - aproximar todos os Estados pela ação radial do governo central; - acelerar, na direção do altiplano dos sertões brasileiros, a marcha lenta de nossa civilização, encastelada no litoral há 400 anos; - resguardar nossa capital, hoje tão vulnerável, à borda do oceano, para ponto menos exposto, no coração do País, sem falar nos reflexos econômico-financeiros altamente compensadores. Por outro lado, a nova localização da capital facilitaria também a complexa solução de outro magno problema, pois dali estenderíamos os braços aos irmãos da Hileia Amazônica, que vivem naquelas paragens, ainda esquecidos da ajuda material e moral dos governos”. O Marechal José Pessôa Cavalcanti de Albuquerque faleceu em 16 de agosto de 1959, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, pouco menos de um ano da inauguração da Nova Capital Federal, que ele ajudou a gerar. Ao deixar o serviço ativo passou o seu último dia na Ativa na Academia Militar das Agulhas Negras e declarou ter sido este o dia mais feliz da sua vida. O Marechal José Pessôa é Patrono de Cadeira da Federação de Academias de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB). A Federação foi inaugurada por seu presidente e fundador o Cel Claudio Moreira Bento, mesmo criador da Delegacia Marechal José Pessôa, ao abrigo do Colégio Militar de Brasília, em Brasília, cidade cuja realidade esta muito a lhe dever. A Delegacia foi transformada, em 23 de abril de 2011, durante o Bicentenário da Academia Militar das Agulhas Negras, em Academia Marechal José Pessôa, desde seu início sob a direção do Gen Div Arnaldo Serafim.
A Academia Militar das Agulhas Negras possui, na entrada de seu novo Conjunto Principal, o busto do Marechal José Pessôa e, no interior deste mesmo prédio, O Memorial Marechal José Pessôa, justa homenagem ao seu idealizador
128 a. nasce MAURICE CHEVALIER, ator e cantor francês, em 12 de setembro de 1888. Falece em 1972.
126 a. da EDITORA MELHORAMENTOS DE SÃO PAULO, fundada em 12 de setembro de 1890.
125 a. de ANGELINA MAFFEI VITA. Nasceu na ITÁLIA, em 12 de setembro de 1891. Ele fez parte de várias entidades religiosas e filantrópicas, principalmente no bairro da MÓOCA, onde morou durante muitos anos. Dedicava especial atenção aos imigrantes italianos, ensinando-lhes a ler e escrever corretamente a língua portuguesa. Faleceu em SÃO PAULO, no dia 16 de março de 1973. 
123 a. nasce FREDERICK WILLIAM FRANZ, religioso estadunidense, em 12 de setembro de 1893. Falece em 1992.
122 a. nasce VICENTE CELESTINO, cantor brasileiro, em 12 de setembro de 1894. Morre em 1968.
119 a, nasce FRANCISCO FABIANO ALVES em 12 de setembro de 1897, na cidade de BAURU – SP. Filho do major da Guarda Nacional Joaquim Fabiano Alves e de D. Ana Franco Fabiano Alves. Brilhante aluno do conceituado educandário jesuíta Colégio São Luiz e da Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo, Fabiano mudou-se para Itapetininga em 1918, quando em janeiro de 1920 foi um dos principais artífices da fundação da Faculdade de Farmácia e Odontologia do município, a primeira instituição de ensino superior desse gênero no interior do estado. Professor, poeta, jurista, escritor, enxadrista e intelectual de escol, fundou revistas acadêmicas e estudantis, foi orador e vice-presidente do Clube Venâncio Ayres. O Tiro de Guerra, a Associação de Ensino e a primeira Estação de Rádio de Itapetininga foram resultados de sua dedicação inconteste ao progresso deste município cujo epíteto, “Athenas do Sul”, também foi de sua feliz inspiração. Patriota e paulista, Francisco Fabiano Alves lutou na Revolução Paulista de 1924, como capitão comandante da 2º companhia do Batalhão Fernando Prestes, da legendária Coluna Sul. Na Revolução de 1930, combateu ao lado da Força Pública nas localidades de Apiaí e Ribeira e, durante a Revolução de 1932, tomou das armas por São Paulo como tenente em batalhão de voluntários na região de Santa Rita da Extrema, Cambuí e Bandeirantes, em Minas Gerais. Foi casado com D. Maria de Jesus Almeida Camargo, com a qual teve José Fabiano de Almeida Alves, seu único filho. Faleceu aos 92 anos de idade, em 13 de Agosto de 1990, em Itapetininga, SP.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR em 12 de setembro de 1898: o doutor diretor do Serviço Sanitário proíbe que os médicos estrangeiros, ainda não habilitados em faculdades brasileiras, tenham placas afixadas e anúncios em jornais. O fato é de causar pasmo. Desconhecemos em que ponto do regulamento sanitário exista uma tal disposição.
Chegou ontem a esta capital o doutor PAULO DE MORAES BARROS, presidente da Câmara Municipal de PIRACICABA, que veio pela SOROCABANA, de uma grande caçada de antas, viados e jacutingas, feita durante 10 ou 12 dias no Rio PARANAPANEMA, abaixo de SALTO GRANDE e do Rio das CINZAS.
O doutor JOSÉ AVELINO publicou em opúsculo as razões finais que apresentou ao Supremo Tribunal Federal na ação entre o Estado do AMAZONAS e o Estado de MATO GROSSO. A questão é de limites, sendo autor o Estado do AMAZONAS.
O anarquismo praticou na EUROPA mais um dos seus bárbaros crimes contra uma vida ilustre. Desta vez a vítima foi a imperatriz ELISABETH DA ÁUSTRIA. Contra o seu peito indefeso um assassino e fanático denominado LUCCHENI vibrou um golpe de estilete, no instante em que a veneranda soberana saiu do hotel BEAU RIVAGE, em direção ao porto. A imperatriz ELISABETH ficou conhecida pelo apelido familiar de SISSI e sua história foi levada às telas na década de 1960.
Despachos de SANTIAGO dizem que o exército chileno recebeu ordem de prontidão contra a ARGENTINA. O governo argentino ordenou ao seu perito FRANCISCO MORENO, que regressasse imediatamente a BUENOS AIRES.
Telegramas de MADRID informam que as tropas espanholas que se acham em PORTO RICO receberam ordem de evacuar aquela ilha, que ficará ocupada pelas forças americanas.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 12 de setembro de 1899: no número 94 da CRONACA ITALIANA sob o espetaculoso titulo de FUGA DO BRASIL, aquela revista se refere ao êxodo de colonos italianos, de SÃO PAULO. Discute que o caso do aumento das passagens de 60$000 a 190$000 não impede a retirada dizendo que: em um par de anos o Estado de SÃO PAULO estará completamente despovoado...acrescenta mais: o BRASIL não se preocupa disso e despendo em poucos dias 12 mil contos para a recepção do presidente da REPÚBLICA ARGENTINA.
O doutor chefe de policia mandou distribuir pelas autoridades do interior coleções de retratos dos gatunos e passadores do conto do vigário que andam em passeio pelos nossos municípios agenciando serviços.
Em um bonde do BOM RETIRO foi preso ontem, às 11 horas da noite, na Rua SILVA PINTO, PASCHOAL DE CAMILLIS, que se achava em estado de embriagues. Alguns patrícios de CAMILLIS tentaram opor-se à prisão, e ao chegarem os soldados à ponte da Inglesa foram atacados, travando-se então grande conflito, do qual saíram feridos o soldado JOAQUIM RAMALHO, com forte cacetada na cabeça, e o preso PASCHOAL DE CAMILLIS, com duas cutiladas. 
Os representantes de 18 entidades italianas, a convite da TRIBUNA ITALIANA e do FANFULLA, reuniram-se para resolver sobre os meios de receber dignamente o CIRCOLO OPERÁRIO italiano dessa capital que por ocasião da festa de 20 de setembro visitará a colônia italiana de S PAULO.
LONDRES – Nas rodas políticas acredita-se que apesar das tendências imperialistas do senhor CHAMBERLAIN, ministro das colônias, poder-se-á evitar a guerra entre INGLATERRA e o TRANSWAAL, graças à boa disposição do senhor SALISBURY, presidente do conselho, que espera sempre chegar a um acordo amigável com o senhor PAULO KRUEGER, presidente do TRANSWAAL. 
114 a. nasce JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA em 12 de setembro de 1902. Filho do caixeiro viajante JOÃO CÉSAR DE OLIVEIRA e da professora primária JÚLIA KUBITSCHEK, de ascendência tcheca. Nasceu em DIAMANTINA, MINAS GERAIS. Três anos depois perdeu o pai. Em 1927, formou-se em medicina e trabalhou na Clínica Cirúrgica da Santa Casa de Misericórdia, em BELO HORIZONTE. Especializou-se em urologia em PARIS. BENEDITO VALADARES, nomeado pelo presidente GETÚLIO VARGAS interventor federal em MINAS, faz de JK seu chefe de gabinete civil em 1933 e prefeito de BELO HORIZONTE em 1940. Mas ele só abandonou a medicina em 1945, quando se elegeu deputado constituinte. Na prefeitura, remodelou a capital mineira, abrindo avenidas e construindo o conjunto arquitetônico da PAMPULHA, assinado por NIEMEYER, com quem faria BRASÍLIA. Em 1950 foi eleito governador de MINAS com o lema “Energia e Transporte”. Lançou sua candidatura a presidente em 1955, num discurso que já anunciava a idéia de mudar a capital do BRASIL. Na posse como presidente aboliu o estado de sítio e a censura à imprensa. No dia 21 de abril de 1960 inaugurou BRASÍLIA. No ano seguinte era senador por GOIÁS, mas o golpe militar de 1964 tirou seus direitos políticos e fez com se exilasse na FRANÇA e em PORTUGAL. JK também exibiu desenvoltura na política externa e conseguiu que os americanos apoiassem com empréstimos seu programa de desenvolvimento. Logo depois da posse em 1956, foi a WASHINGTON se encontrar com EISENHOWER, presidente americano e seu vice, RICHARD NIXON. Ainda se encontrou com JOHN KENNEDY. E em 1959 recebeu o inimigo dos americanos, FIDEL CASTRO. KUBITSCHEK chefiou um país moderno em um mundo idem. No ano de sua posse, em 1956, BRIGITTE BARDOT desabrochou com “E DEUS CRIOU A MULHER”, VINÍCIUS DE MORAES, TOM JOBIM e OSCAR NIEMEYER se uniram para criar “ORFEU DA CONCEIÇÃO” e JOÃO GUIMARÃES ROSA cunhou “GRANDE SERTÃO: VEREDAS”. “NONÔ” recebia no palácio com o mesmo charme e simpatia tanto ADHEMAR FERREIRA DA SILVA, bicampeão olímpico em salto triplo, quanto KIM NOVAK, a loira fatal de “VERTIGO”, de ALFRED HITCHCOCK. Eram dias em que o futebol, o tênis, o boxe e a música praticados no BRASIL maravilharam o mundo. Dias de PELÉ, GAGÁRIN, LUZ DEL FUEGO, ELVIS PRESLEY, dos carros VOLKS, DAUPHINE, SIMCA CHAMBORD e AERO WILLYS. Dias de náilon, GABRIELA, CRAVO E CANELA, CACARECO, DALTON TREVISAN, FEDERICO FELLINI e JEAN-LUC GODARD.
Um ano depois de amargar a única derrota eleitoral de sua vida, não conseguir entrar na Academia Brasileira de Letras, morreu em 22 de agosto de 1976, pouco antes de completar 74 anos, num acidente com seu OPALA na via DUTRA, próximo a RESENDE. Há quem suspeite que se tratou de um atentado da ditadura militar. Cerca de 350 mil pessoas acompanharam o enterro em BRASÍLIA. Em 1981, o general e presidente JOÃO FIGUEIREDO, último presidente militar da ditadura, inaugurou o MEMORIAL JK, em BRASÍLIA, projetado por OSCAR NIEMEYER. Em 2006, ano em que são comemoradas três décadas de sua morte e cinco da posse, JK é tema de um filme, uma minissérie, vários livros e até inspira a moda. A grife AGILITÁ lança coleção inspirada nos anos 1950 e a joalheira LÍDICE CALDAS assina pulseira e anel de ouro com ícones de sua administração. As prateleiras das livrarias estão sendo ocupadas por obras inéditas como JUSCELINO KUBITSCHEK, O PRESIDENTE BOSSA NOVA; O JOVEM JK; JK-O ARTISTA DO IMPOSSÍVEL; BRASÍLIA KUBITSCHEK DE OLIVEIRA. Na caprichada minissérie da GLOBO, dois atores interpretam o político: WÁGNER MOURA (quando jovem) e JOSÉ WILKER. O primeiro encarna um JK romântico e crédulo diante se sua jovem mulher, SARAH (DEBORA FALABELLA). Quando ela diz que “um político que só pensa nos interesses dele não é diferente da maior parte dos políticos”, o marido protesta alegando que “há muitos políticos honestos e decentes no BRASIL!” Aos 29 anos, o ator acha que “é bom a gente saber (ou relembrar) que houve uma época em que as pessoas acreditavam mais nos políticos e viviam com mais esperança. Para JOSÉ WILKER que faz par com MARÍLIA PÊRA, “o notável é que passados 50 anos ainda não houve no BRASIL um governo, incluindo municipal, que assumisse um projeto e conseguisse realizá-lo”. Segundo ele, se os políticos querem ser JK, cabe aos eleitores não caírem nessa. “O BRASIL não precisa de Messias ou ectoplasma de JK!”, sentencia. JÚLIA LEMMERTZ, que interpreta a mãe de JK, dona JÚLIA, na primeira fase da série, afirma que não é ingênua a ponto de acreditar que a culpa é do PT. Ela acha “até muito bom que tudo isso (os escândalos) tenha finalmente vindo às claras para se possa sair dessa engrenagem viciada e antiga”. O filme de ZELITO VIANA – BELA NOITE PARA VOAR – é baseado na obra homônima de PEDRO ROGÉRIO, uma ficção que se passa durante uma viagem de avião de JK (JOSÉ DE ABREU) e PRINCESA (MARIANA XIMENES), sua amante secreta. Com estréia prevista para março de 2006, o filme levanta questões ainda atuais, como “o País deve romper ou não com o FMI?”. Para JOÃO PINHEIRO NETO, amigo e colaborador de vários governos de JK e autor de UMA HISTÓRIA DE AMOR, quem quiser “ser JUSCELINO” hoje precisa atender a dois requisitos básicos: “acreditar no BRASIL e achar que a vida é um grande momento de solidariedade e apreço, especialmente aos mais necessitados”, enumera. E, sem dúvida, ser um apaixonado.  
106 a. os jornais de 12 de setembro de 1910 noticiam que ontem se realizou, no salão nobre do Conservatório Dramático, a inauguração da ESCOLA DE BELAS ARTES DE SÃO PAULO, instituição que tem por fim ministrar o ensino da arquitetura, da escultura e da pintura. Desde 1 hora da tarde principiaram a chegar os convidados, tocando no salão junto à entrada uma seção da banda da FORÇA PÚBLICA.
105 a. da inauguração do TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO com a apresentação da ópera “HAMLET”, de AMBRÓSIO THOMAS, no dia 12 de setembro de 1911. O projeto de RAMOS DE AZEVEDO – tendo como colaboradores DOMIZIANO e CLÁUDIO ROSSI - foi inspirado na ÓPERA DE PARIS. Grande parte do material foi importada da EUROPA, sobretudo mármores e cristais. Desde a sua inauguração tornou-se o espaço nobre da vida cultural paulistana. Foi palco de eventos como a SEMANA DE ARTE MODERNA, de 1922. Possui uma platéia em forma de ferradura, palco, camarins e uma entrada monumental.
105 a. do reconhecimento do governo da ESPANHA da República de PORTUGAL, em 12 de setembro de 1911.  
105 a. (ROMA) Os abalos do ETNA continuam a ser violentos. O vulcão tem 17 bocas eruptivas que emitem enormes colunas de fumaça. Apresenta 2 bocas inferiores na altura de 1.800 metros, que vomitam grande quantidade de lavas. (publicado no jornal O ESTADO em 12 de setembro de 1911.
104 a. da VILA GUILHERME. Nasceu o bairro em 12 de Setembro de 1912, quando o carioca GUILHERME PRAUN DA SILVA, filho de imigrantes alemães, comprou 115 alqueires de terras de propriedade da BARONESA JOAQUINA RAMALHO, por oitenta contos de réis. PRAUN não dimensionou as transformações que se sucederiam nos 50 anos seguintes. Durante muitas décadas, a região foi local de pastos para a atividade chamada de vacaria, bem como carvoarias e portos de areia que forneceram insumo para muitas construções de SÃO PAULO. PRAUN dividiu suas terras em diversas chácaras. Os lotes foram então ocupados por imigrantes portugueses, cujos muitos de seus descendentes ainda habitam a VILA GUILHERME. Os portugueses abriram carvoarias, cocheiras e oficinas de ferreiro no bairro e verduras e hortaliças por eles cultivadas eram vendidas em SANTANA, no PARI, no BRÁS e no BELENZINHO. Em 1918, GUILHERME PRAUN construiu a primeira ponte de madeira que ligava a VILA GUILHERME ao PARI; em 1922, foi erguida a Igreja de SÃO SEBASTIÃO e, em 1926, o Grupo Escolar, que já serviu de sede da subprefeitura da VILA MARIA/VILA GUILHERME. A VILA GUILHERME dinamizou suas propriedades e, com recursos próprios e com a ajuda de voluntários, muitos deles andarilhos de pés descalços, transformou este rincão interiorano em um próspero bairro paulistano, cuja economia se destaca pelos setores do comércio e dos serviços, que se incrementou principalmente a partir dos anos 1970 e 1980 com a criação de importantes investimentos empresariais como o SHOPPING CENTER NORTE, inaugurado em 1954.      
104 a. da descoberta, na FRANÇA, da “CAPELA SISTINA DA PRÉ-HISTÓRIA”, em 12 de setembro de 1912. O sítio arqueológico ficava dentro de uma caverna com 1.500 desenhos feitos com mais de 17 mil anos antes.
102 a. nasce JESSE OWENS, atleta e líder civil estadunidense, em 12 de setembro de 1913. Faleceu em 1980.
 95 a. nasce STANISLAW LEM, escritor polonês, em 12 de setembro de 1921. Morreu em 2006.
 92 a. nasce AMÍLCAR CABRAL, um dos fundadores do PAIGC, em 12 de setembro de 1924. Morreu em 1973.
 89 a. nasce ALCEU DE DEUS COLLARES, ex-prefeito de PORTO ALEGRE (1986-1988) e ex-governador do RIO GRANDE DO SUL (1991-1994), em 12 de setembro de 1927.
 87 a. do estado de sítio no PARAGUAI, devido a revolta de um movimento comunista no país, em 12 de setembro de 1929.
 85 a. nasce IAN HOLM, ator britânico, em 12 de setembro de 1931.
 85 a. de um ciclone que causa a morte de mais de 700 pessoas e deixa centenas de feridos na HONDURAS BRITÂNICA, em 12 de setembro de 1931.  
 82 a. nasce MANOEL MOREIRA DA SILVA FILHO, irmão da LUCINDA, em 12 de setembro de 1934. Falece na madrugada de 12 de setembro de 2013, vítima de um AVC que sofreu no dia anterior.
 81 a. nasce o cantor, poeta e compositor GERALDO VANDRÉ em 12 de setembro de 1935. Ele foi a bandeira dos “revolucionários” dos anos 1960 e 1970. O nome verdadeiro é GERALDO PEDROSA DE ARAÚJO DIAS, nascido em JOÃO PESSOA, PARAÍBA. O artista explica “GERALDO VANDRÉ nasceu nos anos 60, e eu falo para o WÁLTER FRANCO (compositor, autor de CABEÇA) que eu sou o dono do VANDRÉ e ele não entende”; se VANDRÉ ainda vive, GERALDO PEDROSA não responde. Desconversa, mas diz que não canta mais porque “quando ele queria cantar não deixaram”. VANDRÉ, que inspirou gerações de contestadores ao regime militar, embaladas nos versos de “Vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, está agora mais para ZECA PAGODINHO e deixa a vida o levar. Há quem diga que seu estado de aparente dispersão seja resultado das torturas sofridas nos tempos da ditadura, mas em alguns momentos ele se mostra extremamente lúcido. Lembrado que “trabalhou” na Secretaria da Cultura de SANTO ANDRÉ, entre 1993 e 1996, no governo do então petebista NEWTON BRANDÃO, ele corrige e confessa:  “Nunca trabalhei na minha vida; sou servidor público”. No dia 15 de setembro de 2005, cerca de 30 rotaryanos do CLUBE BELA VISTA, de SANTO ANDRÉ, comemoraram os setenta anos do cantor. Ensaiavam um pouco afinado coro para tentar cantar DISPARADA ou PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES. Por mais paradoxal que possa parecer, o objetivo do grupo do conservador ROTARY CLUB era homenagear o cantor que foi o ícone dos “revolucionários”.  
  80 a. da RÁDIO NACIONAL, do RIO DE JANEIRO. Fundada em 12 de setembro de 1936.
  79 a. falece DAVID SAMANEZ OCAMPO Y SOBRINO, presidente do PERU, em 12 de setembro de 1937. Nasceu em 1866.
  75 a. falece HANS SPEMANN, médico alemão, em 12 de setembro de 1941. Nasceu em 1869.
  74 a. nasce CLARA NUNES, em CAETANÓPOLIS (MG), no dia 12 de setembro de 1942. Falece precocemente, em 1983, após 21 dias de UTI por causa de complicações decorrentes de uma cirurgia.
  73 a. de um comando das SS, dirigido pelo CAPITÃO OTTO SKORZENY, liberta MUSSOLINI de sua prisão em GRAN SASSO, em 12 de setembro de 1943. A ousada operação dos pára-quedistas alemães foi intitulada “OPERAÇÃO EICHE”.
  72 a. nasce BARRY WHITE, cantor norte-americano, em 12 de setembro de 1944. Morre em 2003.
  72 a. nasce LECI BRANDÃO, sambista e cantora brasileira, em 12 de setembro de 1944.
  72 a. da assinatura do PROTOCOLO DE LONDRES, pela Comissão Consultiva Européia (GRÃ-BRETANHA, URSS e EUA), em 12 de setembro de 1944. Através desse protocolo se estabeleceu a divisão da ALEMANHA em zonas de ocupação e no “território de BERLIM”.
  70 a. do encontro do cadáver de MUSSOLINI, roubado quatro meses antes. Estava em PAVÍA. Em 12 de setembro de 1946.
  68 a. ELVIS PRESLEY muda-se com sua família para MEMPHIS, em 12 de setembro de 1948.
  67 a. da proclamação da REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA, em BONN, no dia 12 de setembro de 1949. O doutor THEÓDOR HEUSS é eleito presidente e KONRAD ADENAUER, chanceler federal.
  63  a. nasce TÂNIA ALVES, atriz brasileira, em 12 de setembro de 1953.
  63 a. da aceitação da anistia proposta pelo governo militar do GENERAL ROJAS PINILLA, pela guerrilha liberal colombiana, em 12 de setembro de 1953, após quatro anos de luta.
  63 a. falece HUGO SCHMEISSER, alemão inventor e desenhista de armas, em 12 de setembro de 1953. Nasceu em 1884.
  63 a. do casamento de JOHN FITZGERALD KENNEDY, futuro presidente dos EUA, com JACQUELINE LEE BOUVIER, em 12 de setembro de 1953.
  62 a. TENZIN GYATSO, o DALAI LAMA, de 19 anos, foi recebido em PEQUIM por MAO TSÉ-TUNG, de 60 anos, para discutir o futuro do TIBETE, em 12 de setembro de 1954. Alguns dias depois, o GRANDE TIMONEIRO voltou a convocar o DALAI para uma conversa. Despediu-se com um comentário. “A religião é veneno. Tem dois grandes defeitos: mina a raça e retarda o progresso”. Até aquele momento, o budista tinha esperança de que a entrada da CHINA no TIBETE estimularia o crescimento econômico da região. Mas o comunista deixava claro que pretendia oprimir a fé de seu povo.
  59 a. nasce o compositor HANS ZIMMER e a atriz RACHEL WARD, em 12 de setembro de 1957.   
  59 a. falece o escritor paraibano JOSÉ LINS DO REGO, em 12 de setembro de 1957, com 56 anos de idade. Nasceu em 3 de junho de 1901, no ENGENHO CORREDOR, em PILAR, na PARAÍBA. Foi pioneiro do romance social nordestino. Foi advogado, jornalista, romancista, cronista e memorialista. Entre suas obras, destacam-se: MENINO DE ENGENHO e RIACHO DOCE.
  57 a. nasce ROBERTO LUIZ WARKEN, sociólogo, educador e ativista GLBT brasileiro, em 12 de setembro de 1959.
  55 a. nasce MYLÈNE FARMER, cantora francesa, em 12 de setembro de 1961.
  54 a. nasce PAULO PORTAS, jornalista e político português, em 12 de setembro de 1962.
  53 a. das anotações feitas em 12 de setembro de 1963 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 3º - DIA 63º. 6º DIA como ASPIRANTE A OFICIAL. 5 anos e 100 dias na FORÇA PÚBLICA. Minha mulher continua queixando-se de dores no estômago. Isso já é antigo e até agora nada conseguiu curá-la. Nessa data ela mais uma vez vai até a CRUZ AZUL para consulta. Parece-me que o Ambulatório da CRUZ AZUL mostra má vontade em atendê-la. Essa manhã não é quente como as outras. Há um ar fresco lá fora que em setembro ainda não se tinha notado.
Vejo minha situação no Almanaque dos Oficiais. Atualmente sou o Aspirante número 3 e se fosse já promovido a 2º TENENTE seria número 163, sendo que a fixação é de 219 segundos-tenentes. Minha carreira promete ser feliz no início. Em 7 de março de 1964 a Escola de Oficiais deverá dar à FORÇA PÚBLICA mais vinte e quatro aspirantes e em 15 de dezembro do mesmo ano deveremos ter dezessete novos aspirantes. Mesmo assim as vagas de segundos-tenentes não serão cobertas, tendo em vista as turmas pequenas que estão saindo. A maior é aquela que compõe o atual 1º CP, com 107 alunos, mas essa turma só deixará a Escola em 1967.
Nessa manhã sossegada leio o décimo tomo de meu diário – setembro de 1959 – quatro anos atrás, portanto, quando era aluno oficial do 1º CP. Recordo casos marcantes daquela época – SÉRGIO PENTIOCINAS, sua prisão de quinze dias e sua exclusão; a morte de meu avô e as brigas de família, brigas que ainda continuam em pleno 1963 e que não pretendem terminar ainda. Recordo as lutas pelo 1º CP, que as venci com denodo e que têm um sabor todo especial agora, quando já sou ASPIRANTE A OFICIAL. Recordo colegas de anos superiores, todos já tenentes: OSÉAS, HIGINO, SALLES e outros. Minha manhã é maravilhosa com essas leituras e meu diário tem grande importância quando desejo desfilar momentos passados. As aulas que dei naquele tempo mostram atualmente que surtiram efeito. Os soldados de 1959 – NIVALDO GOBBO, ARLINDO e outros já são sargentos. Outros são cabos e outros estão na Escola de Sargentos atualmente. Na última Escola de Sargentos, cujos cabos foram promovidos a sargentos em 7 de setembro, saíram alguns alunos meus: ARLINDO, VICENTE DE FARIA, JOSÉ BENEDITO, NELSON SILVA e outros. O ordenado de setembro de 1959 foi de CR$7.770,00 e o último que recebi como aluno oficial foi de CR$42.500,00. Percebe-se claramente o quanto o dinheiro perdeu o valor de 1959 a 1963, já que só no ordenado aumentou de quase seis vezes. Em outubro de 1959, perdemos o colega CARLOS SLIKTA, terceira exclusão da turma. As outras foram do KOLAYA ROCCA e do PENTIOCINAS. Seriam aspirantes agora, caso não fossem excluídos. Essas recordações me levaram até ao meio-dia e as rádios davam notícias sobre um movimento subversivo estourado em BRASÍLIA, nessa madrugada, mas praticamente debelado, sendo os insurretos presos. Marinha, Aeronáutica e Exército estiveram em ação nessa madrugada. Segundo informes, não há vítimas.
Saio quase às 14 horas para comprar um jornal e estar a par dos acontecimentos em BRASÍLIA.
A verdade é que sargentos inconformados com a decisão do T.S.E que declarou a “inegibilidade dos sargentos”, rebelam-se em BRASÍLIA e ocupam o Ministério da Marinha, o Aeroporto e a Central Telefônica. No momento um comunicado oficial diz estarem presos os rebeldes e que reina absoluta calma em todo o território nacional.
Ao passar pelo quartel do CFA, noto o mesmo patrulhado até os dentes, com cabos e soldados armados de metralhadoras ponto 45. Converso com o CABO JOAQUIM, do Destacamento Montado do Barro Branco, que também patrulhava a frente do CFA. Converso com o senhor ANTONIO, alfaiate e com o senhor MATOS.
Em casa, leio o jornal “A GAZETA”. Às 19 horas saio de casa para ir até o GRUPO ESCOLAR “MAJOR MARCELINO”. Minhas suspeitas foram confirmadas porque não havia um só soldado  esperando-me. Sei que isso é em virtude da “Rebelião dos Sargentos” que fizeram as Unidades da Força Pública entrarem em rigorosa Prontidão.
Passo novamente pelo quartel e converso com os novos alunos sargentos, cujo curso começou a 10 do corrente e onde estão: PEDRO, AQUINO, JOSÉ CARCAN e muitos outros ex-alunos meus. Converso também com diversos alunos oficiais, entre os quais o BELOTTI e o CUBAS do 2º CP. Assisto televisão no CFA sobre os acontecimentos de BRASÍLIA e depois de saber que o quartel todo está de Prontidão com os alunos das diversas escolas, oficiais e o próprio pessoal da Companhia de Comando e Serviços prontos para intervirem em quaisquer movimentos criminosos que venham a abalar a Nação, venho para meu lar.       
  52 a. das anotações feitas em 12 de setembro de 1964 (sábado). ANO 15º - MÊS 3º - DIA 65º - 6 anos e100 dias na FORÇA PÚBLICA - 112 dias como 2º TENENTE - 359 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Nesta manhã, a leitura de uma parte do 3º volume da obra de VICTOR HUGO - OS MISERÁVEIS - causa-me certo prazer. Estou justamente no ponto em que aparece a figura de MÁRIO, filho do barão de PONTMERCY, que não conhecia seu pai por circunstâncias adversas.
Passo um sábado muito bom, sendo que veio me visitar os TENENTES NILSON GIRALDI e ALBINO CARLOS PAZELLI. Ambos teceram comentários sobre o nosso colega NINO ANTÔNIO MEDEIROS CALESTINI, autor de uma nova façanha: entrou com cavalo e tudo na reserva do quarteleiro do Destacamento Montado do Barro Branco.
Também esteve em casa o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN.
Ainda assistimos diversos programas na TV: Capítulo da novela "A OUTRA FACE DE ANITA" - REPÓRTER ESSO - Capítulo da novela "QUANDO O AMOR É MAIS FORTE" - BONANZA.
Termino o sábado ouvindo o jogo: SÃO PAULO 2 x PORTUGUESA 1.
  52 a. falece ÁLVARO MOREYRA, escritor e jornalista brasileiro, em 12 de setembro de 1964. Nasceu em 1888.
  51 a. dos apontamentos dos dados acontecidos em 12 de setembro de 1965 (domingo). ANO 16º - MÊS 3º - DIA 66º - 7 anos e 100 dias na FORÇA PÚBLICA - 477 dias como 2º TENENTE - 724 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.  
Tendo em vista o compromisso da formatura do meu batalhão no MORUMBI, logo que levanto me preparo para dirigir-me ao quartel.
Tomando cedo um ônibus VILA AUROA, eis-me chegando na Unidade antes das 9 horas, muito embora a revista esteja marcada para 9:45 horas.
Na FIF, encontro meu auxiliar, SOLDADO VIANA, estudando valentemente para as provas de admissão à Escola de Cabos, no dia 25 do corrente.
Às 10 horas, o BATALHÃO DE GUARDAS está pronto para partir. Na última hora formamos de túnica azul ferrete, visto estar muito frio nesta manhã. O CAPITÃO JOSÉ SANCHEZ FÉLIX é o comandante do dispostivo. Os tenentes PLÍNIO VAZ e GÉRSON DE OLIVEIRA comandam  as duas companhias de guerra. Sou comandante do 1º pelotão da 1ª companhia.
Chegamos cedo no MORUMBI, uma vez que o PRESIDENTE SARAGAT desce em CONGONHAS somente às 11:35 horas. A imensa colônia italiana prestigia imensamente o presidente SARAGAT. Através da 9 de Julho vemos inúmeras bandeiras italianas. O MORUMBI, aos poucos, vai ficando lotado de visitantes.
O problema nosso é o tempo frio. Sofremos muito com isso. A espera é longa, pois o presidente SARAGAT, acompanhado do Doutor ADEMAR DE BARROS e extensa comitiva vai chegar no MORUMBI quase às 13 horas. Prestamos as honras de estilo e vamos permanecer defronte o Palácio dos Bandeirantes até que saiam dali. Presidente SARAGAT dirige-se ao FAZANO para almoçar.
Para encurtar a história, vou chegar em casa somente depois das 15 horas. Descanso até às 19 horas. Assisto programas de televisão com minha esposa: BIBI SEMPRE AOS DOMINGOS - CHICO ANÍSIO SHOW - Video tape do jogo de futebol entre CORINTHIANS 0 x PALMEIRAS 0, desenrolado na tarde deste domingo, no MORUMBI, válido para o Campeonato de Futebol da Divisão Especial de 1965.
 50 a. dos assentamentos realizados em 12 de setembro de 1966 (segunda-feira). ANO 17º - MÊS 3º - DIA 65º - 8 anos e 100 dias na FORÇA PÚBLICA – 842 dias como 2º TENENTE – 160 dias na 2ª Companhia Independente. Nesta manhã cheia de sol, dou um pulo no Presídio Militar “ROMÃO GOMES”, onde converso com os TENENTES LÍCIO DE ARRUDA e CALDEIRA. O assunto é sobre os presos sem fazer serviço, da 2ª Companhia Independente, que cumprirão a punição no PMRG. Com tais oficiais acerto os detalhes de alimentação dos presos e da roupa de cama.
Logo mais deixo meu lar. Passo pelo 1º BATALHÃO “TOBIAS DE AGUIAR”. Quero conversar com o SARGENTO ESMERALDO MACHADO. Não o encontro. O Oficial de Dia é o 2º TENENTE DALMIRO GOMES, com quem converso. Leva-me à presença do MAJOR ALTINO MAGNO FERNANDES, que está comandando interinamente o Batalhão. Também me encontro com o 2º TENENTE ALUÍSIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, também oficial de minha turma. O ALUÍSIO, desde fins de 1963, é o secretário da Unidade.
Em seguida, já perto das 13 horas, passo pelo Serviço Odontológico. Ali converso com o SARGENTO WILSON FIGUEIRA. Passo também pelo BG. Converso com o SOLDADO OSVALDO, que logo será transferido para a Companhia Independente de GUARULHOS. Encontro como Oficial de Dia o ASPIRANTE A OFICIAL ADAUTO FONSECA.
Já pensando em tomar o ônibus para GUARULHOS na Avenida TIRADENTES, vou cruzar com os TENENTES CLAUDEONOR MAIORINO, da 4ª. Companhia Independente e SIDNEI, do 11º BP. O primeiro foi do BG durante algum tempo; foi ele que assumiu a secretaria daquela Unidade quando fui para a Chefia da FIF. O MAIORINO foi um dos oficiais que mais casos teve com o famigerado MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA, Atualmente serve em MARÍLIA.
São mais de 14 horas quando chego em GUARULHOS. Estamos com o problema de água encanada, sendo que empregados da Prefeitura estão ligando os canos nesta data. À noitinha, já jorra água na 2ª Companhia Independente.
Dou um pulo no Estádio FIORAVANTE IERVOLINO, com o TENENTE NELSON NUNES FERNANDES, que em arrumou a “PERUA” da Delegacia para transportar quarenta carabinas.
O expediente encerra-se. Mais uma vez viajo de SIMCA, com o SUBTENENTE NATAL DE OLIVEIRA, SARGENTO FLÁVIO e SOLDADO PATRÍCIO.
Em meu lar, assisto dois filmes na televisão, canal 9, os quais reputo de muito boa qualidade: BIG VALLEY e CONTRA-ESPIONAGEM.   
 50 a. nasce a atriz MALU MADER em 12 de setembro de 1966, no RIO DE JANEIRO. Em 2007, interpreta a personagem EVA SULLIVAN, em “ETERNA MAGIA”, novela da GLOBO. A primeira novela da atriz foi “EU PROMETO” (1983), da GLOBO. O sucesso chegou com a minissérie “ANOS DOURADOS” (1986) e decolou em 1989, com a novela “TOP MODEL”, ambos da GLOBO. Estão em seu currículo filmes como “SEXO, AMOR E TRAIÇÃO” (2004), “O INVASOR” (2002) e “BELLINI E A ESFINGE” (2001). MALU é casada com o músico TONY BELLOTTO, com quem tem dois filhos, JOÃO e ANTÔNIO.
  49 a. três dias depois de ser lançada ao espaço, a nave tripulada norte-americana “GEMINIS XI” consegue acoplar-se ao foguete “AGENA”.
  48 a. da expulsão da ALBÂNIA do PACTO DE VARSÓVIA, acordo militar entre as potências comunistas da EUROPA, depois de romper com a UNIÃO SOVIÉTICA, aproximando-se da CHINA.
  45 a. da morte do ministro da defesa chinês, LIN PIAO, num acidente de avião na MONGÓLIA, segundo fontes oficiais, em 12 de setembro de 1971. Nasceu em 1907. 
  44 a. COSTA GOMES é chamado para exercer o cargo de chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, em substituição do GENERAL VENÂNCIO DESLANDES, em 12 de setembro de 1972.
  43 a. nasce PAUL WALKER, ator norte-americano, em 12 de setembro de 1973.
  42 a. nasce NUNO VALENTE, futebolista português, em 12 de setembro de 1974.
  42 a. da queda do imperador da ETIÓPIA, HAILE SELASIE, derrubado por um golpe militar e preso em ADDIS ABEBA, em 12 de setembro de 1974.
  39 a. falece o líder ativista político sul-africano STEPHEN BIKO, que lutou contra o apartheid, em 12 de setembro de 1977. Morre depois de passar 25 dias na prisão. Nasceu em 1946.
  38 a. Decreto regional sanciona a Bandeira da MADEIRA, em 12 de setembro de 1978.
  37 a. das anotações de 12 de setembro de 1979: os três tenentes da Polícia Militar do Estado de SANTA CATARINA são apresentados ao Comandante do Policiamento de Choque, CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO. Através deles tomamos conhecimento da situação de oficiais catarinenses que fizeram a Escola de Oficiais em SÃO PAULO: GOMES, NIVALDO, PETERS e outros. PM NEGRETTI, meu motorista, vai até POÁ. O processo da Ação de Alimentos apresenta um quadro bastante desencontrado. Faço ligações com o advogado MIGUEL COMITRE. O meu colega MAJOR PM ALUIZIO, num problema relacionado com o Canil (3º BPChq), ouve o TENENTE PM Veterinário PLÍNIO. MAJOR PM PAZELLI, nosso companheiro de turma, passa pelo CPChq e vai ao CPA/M-1. Conversa conosco durante um bom tempo. Também recebo a visita de meu compadre, 1º SARGENTO PM JOSÉ CARCAN. Por volta das 13 horas deixo o quartel. Em GUARULHOS, depois do almoço, vamos visitar o ALEIJADINHO, uma figura mística que atende pessoas necessitadas espiritualmente. Vamos depois até a Avenida QUATRO BARRAS. LUCINDA vai ficar algumas horas com a GISLEIDE, esposa do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR.   
  36 a. de um Golpe de Estado na TURQUIA, comandado pelo GENERAL KENAN EVREN, que foi designado presidente do Conselho Nacional de Segurança, em 12 de setembro de 1980. KENAN EVREN substitui IHSAN SABRI ÇAGLAYANGIL.
  36 a. falece DIÓGENES VINCENT, em 12 de setembro de 1980.
  35 a. da inauguração do MEMORIAL JK, em BRASÍLIA, no dia 12 de setembro de 1981.
  35 a. falece EUGÊNIO MONTALE, escritor italiano, PRÊMIO NOBEL em 1975. Morreu em 12 de setembro de 1981.
  35 a. do pagamento de um resgate de dois milhões de dólares pelo milionário NASSIB MOFARREJ, em 12 de setembro de 1981. Seu filho MIGUEL MOFARREJ NETO foi seqüestrado dia 2 de setembro de 1981. A polícia que armou um esquema monumental para prender os seqüestradores foi afastada do caso a pedido da família. Algo muito misterioso em torno disso tudo. A polícia investiga o “CASO MOFARREJ”.
  31 a. falece WILLIAM ALWYN, compositor inglês, em 12 de setembro de 1985. Nasceu em 1905.
  30 a. nasce EMMANUELLE ROSSUM, atriz norte-americana, em 12 de setembro de 1986.
  30 a. falece RONALDO RESEDÁ, em 12 de setembro de 1986.
  30 a. da promoção do PM ANTÔNIO LOPES NEGRETTI à graduação de CABO, em 12 de setembro de 1986. Foi meu motorista na Primeira Companhia do 9º BPMM, na CASA VERDE, depois no CPChq. Acompanhou-me nas minhas transferências para o CPAM-1 e 2º BPChq, onde passou para a inatividade. Quando de sua reforma, o NEGRETTI foi promovido a terceiro-sargento.
  30 a. do ciclone “WAYNE”, deixando 400 pessoas mortas e mais de 2.600 feridos no norte do WAYNE.
  29 a. das anotações de 12 de setembro de 1987: um sábado enjoado, frio e chuvoso. O PM BATISTA vem me buscar no Quartel General quase às 9 horas. Em casa encontro o Sr JOSÉ (cunhado da LUCINDA) trabalhando no nosso quarto. Pintará todo o quarto antes de mandar vir os novos móveis que comprou. Na minha biblioteca vou colocar em ordem a papelada. As provas de quinta-feira, dia 10, atrapalharam-me. LUCINDA conta-me as suas andanças no Hospital da CRUZ AZUL, na data de ontem. Fez uma série de exames e deverá retornar no dia 25 de setembro. Prepara-se para uma operação da bexiga. O SENADOR MÁRIO COVAS, internado no INCOR, vítima de uma angina. Está sendo operado nesta manhã. Recebe três pontes safenas. A operação começou um pouco depois das 8 horas e até o momento da notícia (SP TV) essa operação ainda não terminara. Almoço e descanso bem nesta tarde. Recupero-me dos esforços exigidos pelo Curso Superior de Polícia e me preparo para a luta da semana que em: provas de ADMINISTRAÇÃO E INFORMÁTICA.
A cirurgia de revascularização do miocárdio dura das 8 horas às 13:15 horas. MÁRIO COVAS recebeu três pontes safenas. Essa cirurgia abalará a carreira política do Senador: sua candidatura presidencial e o afastamento dos debates e articulações do Congresso Constituinte por cerca de um mês.
Leio “SISTEMAS DE INFORMAÇÃO”, de SÉRGIO RODRIGUES BIO. Ainda não sabemos o que cairá na prova de ADMINISTRAÇÃO. Como o nosso quarto está sendo pintado, LUCINDA acha melhor dormirmos no quarto da MARLENE, levando também o neto PAULO CÉSAR. A MARLENE dormirá no quarto de seu irmão. Na COPA UNIAO: BOTAFOGO 1 x GOIÁS 0. Fico sabendo que passaram para a reserva, no posto de CORONEL: TENENTE-CORONEL PM Dent BEN HUR; TENENTES-CORONÉIS PM DURVAL SAMPAIO PONTES e FRANCISCO CIPRIANO. Passaram para a reserva como TENENTES-CORONÉIS os MAJORES PM JUSTINO e GUSTAVO MEDEIROS.
O músico jamaicano de “reggae” PETER TOSH, de 43 anos, foi morto a tiros na noite de sexta-feira, dia 11 de setembro, em sua casa. Segundo a polícia foi um assalto. Duas locomotivas se chocaram com um trem de carga nas proximidades de SANTOS DUMONT, ao sul de BELO HORIZONTE, causando a morte do auxiliar de maquinista JORGE BATISTA. O sueco MATS WILANDER, número três do “ranking”, classifica-se para a final do ABERTO DE TÊNIS DOS EUA, ao derrotar seu compatriota STEFAN EDBERG. IVAN LENDL é o outro finalista. Ele venceu o norte-americano JIMMY CONNORS. Na final feminina estão MARTINA NAVRATILOVA e STEFFI GRAF. Faleceu ontem aos 72 anos, o ator LORNE GREENE, que interpretava o patriarca da família CARTWRIGHT, no seriado de televisão BONANZA. Foi vítima de uma insuficiência respiratória, em LOS ANGELES.     
  28 a. da palestra do Secretário da Segurança Pública, LUIZ ANTÔNIO FLEURY FILHO no HOTEL TRANSAMÉRICA, em 12 de setembro de 1988, proporcionada pelo Centro das Indústrias do Estado de SÃO PAULO, Delegacia Distrital da Zona Sul.  O tema abordado foi “A SEGURANÇA PÚBLICA ATUAL E SUAS PERSPECTIVAS”. Na mesa de trabalhos estava o Presidente da FIESP, MÁRIO AMATO, outros industriais, como JOSEPH MICHAEL COURI, diretor geral da CIESP; JORGE LEHM MÜLLER, diretor administrativo; LADISLAU B. CALDAS, diretor financeiro; CORONEL WILSON CORREIA LEITE, Cmt Geral da PMESP; CORONEL RALPH ROSÁRIO SOLIMEO, Comandante do Policiamento Metropolitano; CORONEL SCHMIDT, Comandante do Corpo de Bombeiros. Entre os coronéis presentes: PAULO MACHADO (CPAM-8), EDUARDO ASSUMPÇÃO (Chefe EM/CCB); ARAÚJO NETO (CPAM-2), TENENTE-CORONEL LAMENZA (Chefe EM-CPAM-2), TENENTE-CORONEL CRISPINIANO, TENENTE-CORONEL SALES JÚNIOR e muitos outros oficiais dos batalhões da área Sul.
  27 a. do pagamento da última parcela do imóvel da Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO (antiga Avenida QUATRO BARRAS), onde moramos, para a GISLEIDE, adquirindo em definitivo a parte que lhe pertencia por ter casado com o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, de quem se divorciou.
  27 a. do 26o.BPMM - FRANCO DA ROCHA e do coquetel na EDITORA MELHORAMENTOS, em 12 de setembro de 1989.
  27 a. da outorga, por parte do parlamento polonês, de sua confiança ao gabinete proposto por TADEUSZ MAZOWIECKI, o primeiro governo não-comunista da POLÔNIA desde a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
  25 a. nasce GABRIEL FERREIRA, jogador de futsal, em 12 de setembro de 1991.
  24 a. inauguração da ESTAÇÃO CLÍNICAS-METRÔ, em 12 de setembro de 1992.
  24 a. falece o ator norte-americano ANTHONY PERKINS, em 12 de setembro de 1992.
  24 a. falece VIRIATO FERREIRA, figurinista e carnavalesco brasileiro, em 12 de setembro de 1992. O JORNAL DA TARDE tem como destaque na edição de hoje a possível confirmação do piloto de Fórmula 1 AYRTON SENNA na equipe WILLIAMS. Na política, o inquérito sobre as atividades do empresário PC FARIAS durante o governo do presidente COLLOR levava mais de mil empresários brasileiros a indiciamento. No futebol, os detalhes da partida que aconteceria entre CORINTHIANS e SÃO PAULO.
  23 a. falece o ator RAYMOND BURR, em 12 de setembro de 1993.
  22 a. das anotações em minhas memórias, no dia 12 de setembro de 1994 (segunda-feira): “Um pequeno avião burlou hoje de madrugada o que se pensava ser um intransponível esquema de segurança e caiu na CASA BRANCA, residência presidencial e sede do poder executivo na maior potência do planeta. Pilotado por um americano com problemas mentais, o monomotor CESSNA cruzou WASHINGTON, invadiu o espaço aéreo proibido ao redor da CASA BRANCA e caiu no jardim da ala sul, chocando-se com a parede da mansão e matando o piloto.
Terroristas protestantes da IRLANDA DO NORTE explodem uma bomba em DUBLIN, na REPÚBLICA DA IRLANDA, no quarto atentado desde o cessar-fogo anunciado por seus adversários católicos do IRA. Três pessoas ficaram feridas.
No ABC, quase 80 mil metalúrgicos estão de braços cruzados. Hoje não houve acordo para a reposição salarial exigida e a greve continua. A resposta do governo à greve dos metalúrgicos já foi dada: a redução da alíquota do imposto de importação dos automóveis de 35% para 20%. O ministro do Trabalho, MARCELO PIMENTEL, afirmou hoje que, se a greve dos metalúrgicos do ABC tiver êxito “será um fator de desestabilização do PLANO REAL”. O governo não permitirá que as montadoras do setor automobilístico repassem os aumentos de salários a seus preços.
Os seis cubanos que chegaram a SANTOS na semana passada deverão receber amanhã os documentos provisórios para que possam circular livremente pelo país. Eles estão na modesta pensão da rua ALMIRANTE CUSTÓDIO DE MELO, no bairro do JOSÉ MENINO. Tornaram uma atração em SANTOS.
Os seriados PICKET FENCES e FRASIER venceram as principais categorias do 46º Prêmio EMMY de televisão, ontem, em PASADENA, EUA. PICKET FENCES é exibido na rede RECORD às terças-feiras, às 22:30 horas.
Assisto pela TV BANDEIRANTES os “CLÁSSICOS EMBRATEL”, com o tenor PLÁCIDO DOMINGO e o popular JÚLIO IGLÉSIAS. Abrem o repertório cantando, em curioso dueto, SOÑADORES DE ESPAÑA. Então DOMINGO interpreta NO PUEDE SER SEVILLA e EL GRITO DE AMÉRICA. IGLÉSIAS vem com O, FINADA, BRAZIL, TRÊS PALABRAS, NON DIMENTICARE, SING A SONG, AMOR AMOR, ABRÁZAME, BAMBOLEO, LA PALOMA e o bolero PERFÍDIA.”    
  20 a. falecem: o maestro e compositor brasileiro ELEAZAR DE CARVALHO (nasceu em 1915) e a manicure JOSELINA DA SILVA – JÔ – no dia 12 de setembro de 1996.
  19 a. falecem: o GENERAL RUY BUENO DE ARRUDA CAMARGO e o cantor JOÃO PAULO, em acidente de  carro, no dia 12 de setembro de 1997.
  19 a. da libertação da menina CLEUCY MEIRELES DE OLIVEIRA, então com 12 anos, filha do empresário e ex–deputado LUIZ ESTÊVÃO, em 12 de setembro de 1997. Ela foi seqüestrada no dia 5 de setembro de 1997, na frente da Escola AMERICANA, em BRASÍLIA, onde estudava. Foi preso o tenente OSMARINHO CARDOSO DA SILVA, líder da quadrilha e o PM CLEUSIMAR ALVES DE ANDRADE. O gráfico CLAUDIONE FARIAS, que vigiava o cativeiro, reagiu ao notar a presença da polícia e foi morto.
  19 a. falece JOSÉ HENRIQUE DOS REIS, o JOÃO PAULO, cantor brasileiro, fez dupla com DANIEL (nasceu em 1960). Outras notícias nesta data: na manhã desta sexta-feira as emissoras de rádio anunciam um pavoroso desastre de carro no km 40,5 da Rodovia dos Bandeirantes, às 2 horas da madrugada. O cantor JOÃO PAULO, da dupla sertaneja JOÃO PAULO e DANIEL, tem o corpo carbonizado no incêndio de sua BMW, que capotou várias vezes e explodiu. Ele estava indo para a cidade de BROTAS, sua cidade natal. O segurança PAULO CÉSAR PAVARINI conseguiu sair do carro, antes da explosão, com ferimentos leves. O corpo de JOÃO PAULO veio para o Instituto Médico Legal de GUARULHOS. Assim que for liberado, seguirá para a Câmara Municipal de BROTAS, onde será velado.
Com temperatura agradável – 18 graus – vou ao MMDC. Fico sabendo que logo cedo OREZ e ALZENIR seguiram para uma palestra no CARREFOUR. Deverão retornar depois das 14 horas. CRISTIANO, ELÁDIO e ALEMÃO seguem para o McDONALD. Para mim sobra uma aula sobre CONEXÃO BRASIL e outros países na propagação das drogas e violências decorrentes.
O CORONEL CANAVÓ, no MMDC, conta por alto o que foi a sua viagem a BRASÍLIA. Seus problemas estão ligados à FAMIL. Hoje cedo, às 11 horas, assistiu a missa de sétimo dia pela alma do veterano de 32 e jornalista PAULO AMARAL DE MELLO, na Igreja CORAÇÃO DE MARIA, na Rua JAGUARIBE, SANTA CECÍLIA.
MANUEL DIAS DE OLIVEIRA, um velhinho de 86 anos, teima em vir ao MMDC, sempre de terno e gravata e usando uma muleta. Declama pequenos versos e sempre repete que foi da maçonaria e outros lances de sua existência.
Não pensávamos que MARIA DO SOCORRO retornasse ao MMDC depois de 120 dias do nascimento de seu filho. Ela desviou algum dinheiro da Sociedade. Mas hoje está trabalhando no arquivo e o CORONEL CANAVÓ quer que ela peça a conta. Pretende abrir uma sindicância caso ela não se afaste da Sociedade. Deixo o MMDC por volta das 16 horas. No Metro SÉ encontro o CORONEL PM Res ANTÔNIO DE PAULA. Viajamos juntos até a Estação ARMÊNIA.
A TV RECORD apresenta um programa de mais de três horas dedicado a JOÃO PAULO.
O governo indiano e o Exército assumiram a organização do enterro de MADRE TERESA DE CALCUTÁ, que será realizado na madrugada de amanhã.
A menina CLEUCY MEIRELES DE OLIVEIRA, de 12 anos, filha do empresário e deputado distrital LUIZ ESTÊVÃO, foi hoje libertada, sete dias depois de ter sido seqüestrada na manhã do dia 5 de setembro, na frente da Escola AMERICANA, em que estudava, em BRASÍLIA. Foi preso o TENENTE PM OSMARINHO CARDOSO DA SILVA, líder da quadrilha; o PM RICARDO MENDES DOS SANTOS, o estudante CLEUSIMAR ALVES DE ANDRADE e o gráfico CLAUDIONE FARIAS, que vigiava o cativeiro. Reagiu ao notar a presença da polícia e foi morto. A menina foi resgatada ilesa.
Nos contatos telefônicos dos bandidos com a família de CLEUCY, no acerto quanto ao resgate, a polícia chegou aos seqüestradores. O caso ficou a cargo da Policia do DISTRITO FEDERAL.   
  18 a. falece MÁRIO DE CAMPOS VENTURA, aos 38 anos, após permanecer durante vários dias em estado de coma no hospital SÃO MARCOS, em FERRAZ DE VASCONCELOS, no dia 12 de setembro de 1998. Com um lacônico telefonema de minha mãe à MARLENE, por volta das 10 horas “O MARIO FOI EMBORA”, ela comunicava o seu falecimento. Morreu às 5:40 horas e só agora é que o hospital comunicou o fato. O CABO PM RENATO e o ADALVO já estão correndo atrás da declaração de óbito e os preparativos para o funeral. Num acesso de nervosismo, após constatar que tinha recebido nove multas em sua motocicleta, ele discute com um empregado do CIRETRAN de POÁ, que nada tem a ver com o caso. No auge da discussão cai desmaiado, com falta de oxigênio no cérebro. Levado para o Hospital SÃO MARCOS não conseguiu se recuperar, nem retornar do coma. Telefono para o CSM-AM, onde o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está hoje de serviço e peço ao MAJOR PM AMAURI SINTONI para liberá-lo. Estou sem carro e não tenho condições de viajar de ônibus. Tenho um princípio de labirintite pelo aumento de pressão. Além disso estou curtindo um inicio de gripe, com a garganta irritada. Com a chegada do PM JOÃO, vamos para POÁ. Ele se espanta com a mudança do panorama dos lugares por onde passamos. Faz quinze anos que o PM JOÃO não vai a POÁ. Na casa de minha mãe, tomo ciência de como estão as coisas. O PM JOÃO retorna para GUARULHOS e o CABO PM RENATO VENTURA transporta-me até o cartório de FERRAZ. Ali está nos aguardando o ADALVO. MARIZETE nos acompanha. O ADALVO já está de posse da declaração de óbito e trata da Certidão de Óbito. Em seguida vamos à Funerária SÃO JORGE onde resolvemos o enterro, inclusive marcando o horário das 9 horas de amanhã para o sepultamento. Passamos numa casa de roupas para a compra de um terno para o MÁRIO. Vamos ao Hospital Regional de FERRAZ. O carro funerário já nos aguardava. O corpo será levado para a Funerária e, a partir das 16 horas, começará o velório no Cemitério de POÁ. O CARLOS, meu irmão, trata da exumação dos restos mortais de nossos tios GERALDO e RENATO, afim de possibilitar o enterro do MÁRIO no túmulo da família FONSECA. TIO GERALDO faleceu em 27 de julho de 1992 (há seis anos) e TIO RENATO em 27 de fevereiro de 1994 (há quatro anos). Almoçamos com minha mãe. O CABO PM RENATO e o ADALVO estão nos ajudando muito. Vou piorando da gripe. Depois das 16 horas começa o velório. Vão chegando os familiares da parte materna, entre eles: o irmão mais velho da MARIA, já entrado nos 70 anos, que eu não via há mais de quarenta anos; a ROSA, a LÍGIA, a ZELINDA seus filhos e netos. Não me sinto nada bem. O CABO PM RENATO sempre ao meu lado. Assim vamos até atingir a meia-noite. Não suportando a situação, com a saúde combalida, deixo o velório. O CABO PM RENATO leva-me para a casa de minha mãe. Procuro descansar. Não consigo. Chegam parentes. Até de madrugada minha mãe, com quase 90 anos de idade, não pára. Somente bem tarde é que descansamos. 
  18 a. transf. reserva: Cel. PM LUIZ BEZERRA SOARES, em 12 de setembro de 1998. Outras notícias nesta data: Em MONZA, nos treinos para a formação do “GRID” de largada do GRANDE PRÊMIO DA ITÁLIA, o alemão MICHAEL SCHUMACHER é o pole position. Ao seu lado largará JACQUES VILLENEUVE. Em terceiro está MIKA HAKKINEN. Em quarto sairá DAVID COULTHARDE, Em quinto, EDDIE IRVINE. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO sairá em 13º; RICARDO ROSSET em 18º e PEDRO PAULO DINIZ em 20º lugar.
  17 a. da missa de 7o. dia pela alma do General de Exército Ref CLÁUDIO ASSUNÇÃO CARDOSO, no Círculo Militar, em 12 de setembro de 1999. O Cel. EB Ref. ATILIANO MARTINS CORRÊA representou a SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. O Gen. CLÁUDIO ASSUNÇÃO CARDOSO era filho do MARECHAL MAURÍCIO DE ASSUNÇÃO CARDOSO. Outras anotações neste d0mingo: chove durante toda a manhã. Assisto, a partir das 9 horas, o GRANDE PRÊMÎO DE FÓRMULA ‘ DA ITÁLIA, circuito de MONZA. O finlandês MIKA HAKKINEN tem tudo para disparar na liderança do Mundial de Pilotos. Sai em primeiro e o seu mais direto competidor, IRVINE, é apenas o oitavo. Acontece que numa volta, MIKA HAKKINEN roda na pista e é obrigado a abandonar a prova. Assume a liderança HEINZ-HARALD FRENZEN, para vencer o GP DA ITÁLIA. RALPH SCHUMACHER chega em segundo; o terceiro é MIKA SALO; o brasileiro RUBENS BARRICHELLO é o quarto. Em quinto chega DAVID COULTHARD, com EDDIE IRVINE em sexto.
No MUNDIAL DE PILOTOS, faltando ainda 3 grandes prêmios estão na primeira colocação HAKKINEN e IRVINE, com 60 pontos. O terceiro é FRENTZEN com 50 pontos. O quarto é DAVID COULTHARD com 48 pontos.
Telefono para minha mãe explicando-lhe a impossibilidade de ir em POÁ com o mau tempo.
Na tarde, uma grande desilusão. Pelo Campeonato Brasileiro jogam PALMEIRAS e CORINTHIANS. O alvi-verde marca no primeiro minuto do jogo. Aos cinco minutos, aumenta para 2 a 0. Aos dez minutos, marca 3 a 0. O primeiro tempo acaba com 4 a 0. O CORINTHIANS procura se corrigir para o segundo tempo. Marca apenas um gol e amarga os 4 a 1 de seu arqui-rival. Mesmo assim, segue na liderança isolada, com 4 pontos. ROGÉRIO, CÉSAR SAMPAIO, PAULO NUNES e ALEX marcam para o PALMEIRAS. LUIZÃO faz o gol de honra do CORINTHIANS.
Outros resultados do Campeonato Brasileiro: SPORT, do RECIFE 3 x GUARANI 2; JUVENTUDE 2 x VITÓRIA 1; BOTAFOGO (RJ) 0 x ATLÉTICO PARANAENSE 1; GRÊMIO 1 x INTERNACIONAL 0.
No US OPEN, ANDRÉ AGASSI derrota TODD MARTIN na final e fica com o título.
Mais de 450 menores fogem da FEBEM IMIGRANTES: foram duas rebeliões em menos de 24 horas, Na tarde do sábado 101 internos escaparam e a situação só foi controlada com a chegada da tropa de choque. Hoje, ao meio-dia, começou nova fuga em massa. Houve tumulto também diante da FEBEM, onde familiares buscavam informações. Cerca de 200 menores foram recapturados, vários com sinais de espancamento.
Releio os dias 1º a 14 de setembro de 1969 a 1973 e de 8 a 14 de setembro de 1970.
ROBERTO COSTA DE ABREU SODRÉ, 80 anos, está no Hospital SÍRIO LIBANÊS, desde a última sexta-feira (dia 10) para tratamento de insuficiência respiratória. Foi governador do Estado pela ARENA, entre 1967 e 1971 e ministro das Relações Exteriores entre 1985 e 1990 (governo JOSÉ SARNEY).
CORONEL EB REF ATILIANO telefonou-me nesta noite. Diz que representou o MMDC no Círculo Militar na missa de sétimo dia pela alma do GENERAL DE EXÉRCITO CLÁUDIO ASSUNÇÃO CARDOSO. O GENERAL CLÁUDIO era filho do MARECHAL MAURÍCIO DE ASSUNÇÃO CARDOSO.
Recordando os dias 1º a 14 de setembro de 1969 (trinta anos atrás):
A doença do MARECHAL COSTA E SILVA. O novo Secretário da Segurança Pública de SÃO PAULO – GENERAL OLAVO VIANA MOOG. Estudos na ALIANÇA FRANCESA. Como 1º TENENTE do 11º BPM comandava interinamente a 5ª Companhia de Policiamento de Rádio Patrulha.
Oficiais do 11º BATALHÃO POLICIAL: CAPITÃES FRAGOSO, CORDEIRO, ÂNGELO, GUNTHER. TENENTES BALATKA, VICENTE, CARLOS ARRAVAL, GUARACI. O Cmt Geral da Força Pública era o CORONEL EB CONFÚCIO DANTON DE PAULA AVELINO. O GOVERNADOR DO ESTADO – ABREU SODRÉ.
MAJOR PUPO, Comandante do 11º BP era promovido a TENENTE-CORONEL a contar de 25 de agosto de 1969. Em 3 de setembro de 1969 era assassinado o Soldado JOÃO GUILHERME DE BRITO, por terroristas. Em 4 de setembro de 1969 falecia FARIA LIMA. Um volskwagen explodia na Rua MARIA ANTONIA, com terroristas no seu interior.
Era sepultado o embaixador dos EUA no BRASIL – CHARLES BURKE ELBRICK.
Trabalhei no policiamento para a realização do desfile de 7 de setembro de 1969 no VALE DO ANHANGABAÚ. Apresentação dos “BERSAGLIERI”.
No dia 9 de setembro de 1969 – CAPITÃO JOSÉ FRAGOSO era apresentado ao Serviço de Engenharia. Chegava no 11º BP o CAPITÃO RENATO NOGUEIRA MAGALHÃES, assumindo o sub-comando interinamente.
Em 11 de setembro de 1969 deixava o Comando Interino da 5ª Companhia e assumia o Comando Interino da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo.
No dia 13 de setembro de 1969 – morte do SOLDADO DÁRCIO CAVALHEIRO, em acidente de carro. Aparecem nomes que trouxeram certos dissabores naquela época – BENTO GRILLO, SOLDADO TELÍRIO SENNA, SOLDADO OSVALDO e outros.
No enterro do soldado JOÃO GUILHERME DE BRITO, o ex-combatente de 32, ANTÔNIO DE FIGUEIREDO BORGES, representando a Sociedade Veteranos de 32-MMDC ressaltou as qualidades do falecido.
O CAPITÃO CAPELÃO LUÍS MARQUES BARBOSA encomendou o corpo do soldado assassinado por terroristas.
Delegado de Polícia CORIOLANO NOGUEIRA COBRA representou a Polícia Civil. O MAJOR JOÃO LUÍS BARCELO LESSA ERA O Comandante da GUARDA CIVIL.  
 16 a. da ocorrência em que MANOEL LUIZ DA SILVA, de 51 anos, professor de História pela USP, matou seus pais, ARTUR JUSTINO DA SILVA, de 82 anos e LUZIA, de 76 anos, permanecendo cinco dias com os corpos no sobrado onde moravam, na VILA AURORA (SP), no dia 12 de setembro de 2000.
  16 a. em que o MST (MOVIMENTO DOS SEM-TERRA) ameaçava invadir a Fazenda Córrego da Ponte, em BURITIS (MG), dos filhos do Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, no dia 12 de setembro de 2000. Tropas federais ficaram de prontidão. ITAMAR FRANCO, Governador de MINAS GERAIS, não aceitava que essas tropas atuassem no seu Estado e ameaçava o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
  16 a. da 66a. CHACINA DO ANO NA GRANDE SÃO PAULO: foram assassinadas três pessoas em ARACARÉ, periferia do município de ITAQUAQUECETUBA, em 12 de setembro de 2000.
  16 a. falece o veterano do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32, Doutor PAULO DE TARSO BARROS, aos 90 anos de idade, em 12 de setembro de 2000. Formado pela Faculdade de Medicina da USP, exerceu sua profissão durante cinco décadas.
  16 a. nascimento de VICTÓRIA FEDERICA, neta do rei JUAN CARLOS, da  ESPANHA. Filha da infanta ELENA e de seu marido JAIME DE MARICHALAR, em MADRI, no dia 12 de setembro de 2000.
  16 a. falece, vítima de câncer, aos 62 anos, o fraudador KONRAD KUJAU, em 12 de setembro de 2000. Em 1983, ficou famoso ao vender supostos diários do ditador nazista ADOLF HITLER à revista alemã STERN. Recebeu l0 milhões de marcos (4,5 milhões de dólares no câmbio atual) pelo material. A farsa veio à tona e KUJAU foi condenado a quatro anos e meio de prisão.
  16 a. falece o prefeito da cidade gaúcha de GRAMADO, NELSON DINNEBIER, de 66 anos. Filiado ao PMDB, concorria à reeleição. Sofreu um infarto em casa, pouco antes de sair para um comício na localidade de LINHA NOVA, no dia 12 de setembro de 2000.
  16 a. da pior tempestade dos últimos cem anos no JAPÃO, em 12 de setembro de 2000. Um TUFÃO provocou a morte de sete pessoas e deixou 45  mil desabrigados. A chuva foi causada pelo tufão SAOMAI.
  16 a. falece FLORENTINO ZABALZA ITURRI, bispo católico, em 12 de setembro de 2000. Nasceu em 1924.

ACONTECEU EM 12 DE SETEMBRO DE 2OO1 : -     QUARTA-FEIRA
1543202 194181 - 14. 2 21115/
EDIÇÃO EXTRA DA REVISTA ÉPOCA -
Ninguém vai esquecer o dia 11 de setembro de 2001. Cada um de nós terá uma história para contar sobre o que fazia, ou onde estava quando o mundo começou a parar, estarrecido e chocado. O maior ataque sofrido pelos ESTADOS UNIDOS, mais devastador que o raid aéreo japonês sobre PEARL HARBOR, em dezembro de 1941, transformou 11 de setembro em uma data histórica.

O CHEFE DO FBI, ROBERT MUELLER, afirmou que os autores do maior atentado terrorista da história já foram identificados. Disse também que a policia federal dos EUA identificou "indivíduos que acreditamos estarem envolvidos com os seqüestradores". O secretário de Justiça dos EUA, JOHN ASHCROFT, disse que " cada um dos quatro aviões foi seqüestrado por três ou seis indivíduos que utilizaram-se de facas e estiletes". Disse também que "alguns dos supostos seqüestradores foram pilotos treinados nos EUA". Em BOSTON, de onde saíram dois aviões suicidas, foi achado um carro no qual havia um manual de instrução de vôo em árabe e uma cópia do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos.
Embora não haja um número oficial de vítimas, policiais e bombeiros da cidade previam entre 25 mil e 50 mil os mortos no atentado ao WORLD TRADE CENTER.

FALECEU a pintora, desenhista e gravadora FAYGA OSTROWER, aos 81 anos, vitima de câncer. Nascida em LODZ, na POLÔNIA, em 1920, filha de família judia, ela chegou ao BRASIL em 1934, naturalizando-se em seguida. Ganhou o PRÊMIO NACIONAL DE GRAVURA na BIENAL DE SÃO PAULO, em 1957, o que atraiu a atenção especialmente da crítica internacional. Em 1958, foi premiada em VENEZA. Expôs na ALEMANHA, ESTADOS UNIDOS, ARGENTINA, INGLATERRA, ESPANHA e UNIÃO SOVIÉTICA. FAYGA escreveu ainda livros sobre a história da arte, em que percorreu da pré–história até o século 20. Ela valorizava os mínimos gestos, transformados  em pontos determinantes da existência artística.

FALECEU o escritor PERMÍNIO DE CARVALHO ASFORA, um dos primeiros a se preocupar com a questão agrária e a injustiça social no interior do PAIS. Entre suas obras estão : O BLOQUEIO, VENTO NORDESTE e FOGO VERDE, que mereceu elogios de GUIMARÃES ROSA. No Rio de Janeiro, aos 88 anos, vítima de um edema pulmonar.

O BANDIDO MARCELO BORELLI, que quase foi linchado por presos na segunda-feira, dia 10 último, foi alvo de um novo atentado. Quiseram atear fogo a seu corpo.

PEDIDO a 1a. VARA CRIMINAL DE SÃO LEOPOLDO, no Rio Grande do Sul, o indiciamento, por homicídio doloso, do tenente PAULO SÉRGIO DE SOUZA, acusado da morte de tenista THOMAS ENGEL, 16 anos, durante uma abordagem policial na cidade no dia 2 de setembro.

ASSISTO O FILME "O HOMEM SEM SOMBRA", vídeo emprestado pelo CAPITÃO ELÁDIO: uma equipe de cientistas trabalha num projeto onde animais ou pessoas ficariam invisíveis. Um dos cientistas, justamente o chefe do projeto, se auto-aplica a injeção que o leva a ficar invisível. Um desencontro amoroso o faz perder seu senso de responsabilidade e comete uma série de assassinatos para poder ficar nessa condição .

2  002   :   -   QUINTA-FEIRA
O CRIME VENCEU MAIS UMA VEZ NO RIO. A REBELIÃO NO PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA BANGU 1 vai terminar por volta das 7 horas, com as autoridades concordando com as exigências do REI DO CRIME, FERNANDINHO BEIRA–MAR. O marginal chefiou durante 23 horas essa rebelião, comandando a execução de quatro presos rivais, espalhando um clima de terror na cidade. Os bandidos não serão afastados do presídio. Além disso, um papel manuscrito com as “reivindicações do coletivo”, escrito por um advogado por determinação dos presos, com data de ontem, foi assinado por três autoridades do Governo Estadual. Os presos exigiram garantia de vida, não serem transferidos para outro Estado e ainda não sofrer punições disciplinares.
A governadora BENEDITA DA SILVA, no entanto, assim se pronunciou: “não negociamos, não recuamos. O Estado deu a sua demonstração de autoridade”. O secretário da Segurança Pública, ROBERTO AGUIAR, sustentou que o Estado não cedeu sequer “um milímetro de suas condições”. FERNANDINHO BEIRA–MAR saiu rindo depois de determinar o término da rebelião. O importante de tudo isso é que quatro perigosos bandidos foram assassinados, uma vantagem dentro desse quadro tenebroso.

“O ESTADO DE SÃO PAULO” – Participando de uma série de homenagens às vítimas dos atentados de 11 de setembro do ano passado, o presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, disse que as mais de 3 mil vítimas “não morreram em vão”. E completou: “Hoje nós renovamos nosso compromisso de vencer a guerra contra o terrorismo que começou aqui”. Ele esteve nos três locais onde ocorreram as mortes em massa. Em NOVA YORK, o ex–prefeito RUDOLPH GIULIANI abriu a leitura da lista de 2.801 nomes de vítimas do desabamento do WORLD TRADE CENTER. Também houve homenagens especiais aos bombeiros. Por toda NOVA YORK foram hasteadas bandeiras pretas e dos EUA. Alguns incidentes com aviões causaram muita preocupação, mas não tiveram conseqüências. Um FOKKER 100 da AMERICAN AIRLINES retornou ao aeroporto de onde acabara de decolar porque passageiros disseram ter visto uma pessoa armada a bordo. Caças chegaram a escoltá-lo na volta. Dois suspeitos foram detidos, mas não havia arma com eles. Em outro vôo o piloto pousou num aeroporto não previsto porque três passageiros haviam se trancado no banheiro”.

Integrantes do COMANDO VERMELHO, tendo o traficante LUÍS FERNANDO DA COSTA, o BEIRA-MAR, entre os líderes, promoveram ontem rebelião no presídio BANGU 1, no RIO, para matar rivais. O traficante ERANALDO PINTO MEDEIROS, o UÊ, e mais três detentos foram mortos. A governadora BENEDITA DA SILVA deu ordem para a polícia invadir o presídio, o que não foi feito até as 23 horas. Seis pessoas permaneciam reféns. Em seis bairros, traficantes protestaram metralhando escolas e obrigando lojas a fechar; também houve saques.

DIÁRIO DE SÃO PAULO: - “UM MINUTO DE SILÊNCIO NOS EUA. Os ataques terroristas foram lembrados em cerimônias realizadas em NOVA YORK, na PENSILVÂNIA e em WASHINGTON. O Presidente americano prometeu deter o terror e afirmou que as “vítimas dos atentados não morreram em vão”.
“O MUNDO PAROU PARA RELEMBRAR A TRAGÉDIA AMERICANA – Embaixadas dos EUA prestaram suas homenagens. Em SÃO PAULO, um bombeiro que trabalhou no WTC e religiosos falaram sobre os atentados”.  

No PALÁCIO DO ALVORADA que construiu e inaugurou, em abril de 1961, o ex–presidente JUSCELINO KUBITSCHEK (1902-1976) recebe hoje uma homenagem pelo seu CENTENÁRIO DE NASCIMENTO. Para o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, que ali viveu por quase oito anos, a festa tem um gosto de despedida. O presidente exalta, em seu discurso, o governante que ocupa, na história do País, um lugar que ele próprio aspira.
Além do discurso, o presidente descerra placa nos jardins do ALVORADA em homenagem a JK. Uma orquestra de seresteiros faz uma apresentação e toca a música folclórica PEIXE-VIVO, a preferida de JUSCELINO. Cerca de 300 pessoas são convidadas para o evento, marcado para as 9horas. No último sábado, dia 7, FHC já havia participado de outra homenagem a JK, ao inaugurar a exposição BRASIL, BRASÍLIA E OS BRASILEIROS, no ITAMARATY.
O centenário do fundador de BRASÍLIA está sendo marcado por mais oito eventos. Ao longo do dia são realizadas solenidades , shows, sessões legislativas e exposições em monumentos, como o MEMORIAL JK, a CATEDRAL DE BRASÍLIA e o PALÁCIO DO ITAMARATY, para lembrar a vida e os feitos de JUSCELINO. 
Nesta manhã, o BANCO CENTRAL faz uma solenidade para lançar a moeda de UM REAL com a efígie de JK e as moedas de ouro e prata sobre o CENTENÁRIO. Ainda pela manhã, sessões solenes ocorrem na Câmara Legislativa do Distrito Federal e no plenário do Senado. No Congresso, está sendo reeditado o livro “POR QUE CONSTRUÍ BRASÍLIA”, de autoria do ex – presidente da República.
No MEMORIAL JK, presidido por ANNA CHRISTINA KUBITSCHEK PEREIRA, está sendo entregue a várias personalidades a medalha alusiva ao CENTENÁRIO DE JK.
Às 18 horas, na CATEDRAL, é celebrada missa solene, e, a partir das 19 horas, os moradores de BRASÍLIA vão a exposições no TEATRO NACIONAL e no ITAMARATY, e a um show na ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS com a participação de bandas de BRASÍLIA, do grupo de seresteiros SARAU BRASILEIRO e do grupo mineiro PATO FU. O presidenciável do PT, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, recebe das mãos do governador de MINAS, ITAMAR FRANCO, a MEDALHA JK. Em meio às comemorações do CENTENÁRIO, em DIAMANTINA, o petista se encontra com o ex - governador AURELIANO CHAVES, vice–presidente no governo de ERNESTO GEISEL. AURELIANO, que também recebe a medalha, ensaia manifestação de apoio ao candidato petista.  A MEDALHA JK foi criada há seis anos e é concedida pelo governador e pelo presidente da Assembléia de MINAS GERAIS.

Melhora bem a temperatura. Já dá para andar sem agasalho. O inverno vai se despedindo do povo paulista. Chego às 11:20 no MMDS e encontro muita sujeira feita pelo pedreiro que consertou os vazamentos da Entidade. Agora, o problema é limpar tudo. Os documentos ficaram numa situação lastimável. A reunião dos oficiais é prejudicada por causa disso.
Tenho muita coisa para fazer no MMDC. Tudo isso por causa da aproximação do 2 de outubro, quando teremos a solenidade de Encerramento do Movimento Constitucionalista. Faço ligações com a DAMCO, CPOR, COMANDO SUDESTE, enfim com algumas autoridades que serão homenageadas na data. O PM RAMATIZ SADAO SETANI, que fez um trabalho digno de elogios sobre os ex–combatentes que estão imortalizados no Monumento–Mausoléu, vem ao MMDC e já leva o ofício de OUTORGA DA MEDALHA PEDRO DE TOLEDO. O CENTRO ODONTOLÓGICO quer homenagear alguns PMs na data de seu aniversário, em 27 de setembro. Mantenho contato com a chefia do C ODONT sobre esse assunto.
O Sr. MARCONDES, presidente da Sociedade, chega depois das 15 horas. Recebe as novidades do que está ocorrendo no MMDC. Entrego-lhe a minuta da ATA da reunião da DIRETORIA EXECUTIVA de 30 de AGOSTO.
Dona CÉLIA já colocou no correio todos os ofícios de CONVOCAÇÃO da REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA, em 19 de setembro e do CONSELHO SUPREMO, em 26 de setembro.
Quando chego em casa, encontro LUCINDA cansada com a lida doméstica, principalmente com relação à sua mãe. DONA ESMERALDA derrubou um copo de refrigerante na cama, molhando cobertor, lençol e sua roupa. LUCINDA teve de lavar tudo isso e mais alguma coisa. Agora, por volta das 18 horas, está “entregue” e quer repousar.

O DIÁRIO OFICIAL DESTA QUINTA-FEIRA PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO MAJOR PM ODAIR QUINTILIANO DE CAMARGO, do 9º BPMM. Ele nasceu em 3 de outubro de 1952. Entrou na PMESP em 13 de setembro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1980. PROMOÇÕES : 2º Tenente – 25 de agosto de 1981; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1985; Capitão – 24  de  maio  de 1990; Major – 24 de maio de 2002.

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas, depois de serem atropeladas na pista do Aeroporto de Congonhas por um ônibus que transporta passageiros. O motorista ISAIAS GODÓI COUTINHO, de 33 anos, estava no seu primeiro dia de trabalho e confundiu o pedal do acelerador com o do freio. Um dos feridos era funcionário do aeroporto e os outros dois atingidos pelo ônibus – incluindo o que morreu – eram passageiros do vôo da TAM, que vinha de GOIÂNIA. O corpo do funcionário do banco ITAÚ, AUGUSTO VEIGA, de 52 anos, ficou na pista do aeroporto até por volta das 20:30 horas (o acidente aconteceu às 17:15 horas).

O brasileiro SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, de 54 anos, assumiu hoje o ALTO COMISSARIADO DA ONU PARA DIREITOS HUMANOS. O diplomata começou seu mandato de quatro anos em um período difícil, com ativistas alertando que as violações dos direitos humanos aumentaram um ano depois dos atentados de 11 de setembro – que levaram os EUA à sua guerra contra o terror. O mais recente trabalho de SÉRGIO foi no TIMOR LESTE, onde atuou como chefe da administração transitória. Aos 23 anos, ele estreava em sua primeira missão de paz e passou a participar de missões na BÓSNIA e KOSOVO, na ex – IUGOSLÁVIA, MOÇAMBIQUE e VIETNÃ.

CAMPEONATO BRASILEIRO: O CORINTHIANS se deu o luxo de desperdiçar dois pênaltis na tranqüila vitória de 3 a 0 sobre o GOIÁS, nesta noite, no PACAEMBU. O triunfo devolve a confiança aos corintianos, que vinham amargando maus resultados em casa. DEIVID (2) e ROGÉRIO marcaram os gols e, ironicamente, também perderam os pênaltis. Em MINAS, o GUARANI, do técnico JAIR PICERNI, derrotou o CRUZEIRO, de LUXEMBURGO, por 2 a 0. O BOTAFOGO, do RIO, levou uma goleada do JUVENTUDE por 4 a 0 e GAMA e FLUMINENSE ficaram em 2 a 2.

CONTRATADA pelo time feminino do ATLÉTICO DE MADRID, da ESPANHA, a mulher do atacante RONALDINHO, MILENE DOMINGUES. Seis clubes participaram de um leilão por seu passe. Arquirrival do REAL MADRID, que contratou RONALDO no início do mês, o ATLÉTICO se dispôs a pagar trezentos e dez mil dólares à antiga equipe da atleta, o FIAMMAMONZA, da ITÁLIA.

PREMIADO o filme BICHO DE SETE CABEÇAS, da diretora LAÍS BODANZKY, em sete das 16 categorias do GRANDE PRÊMIO BR DO CINEMA BRASILEIRO. Os prêmios foram os de melhor filme, diretor, montagem, roteiro, trilha sonora, ator (RODRIGO SANTORO) e ator coadjuvante (OTHON BASTOS).

A costureira BENEDITA ALVES DA COSTA, de 31 anos, foi morta com vários tiros na noite desta quinta – feira, na VILA MARGARIDA periferia da cidade de FERRAZ DE VASCONCELOS. A vítima foi encontrada por populares na rua JOÃO DE DEUS MORAES. No local, ela havia, momento antes, sido alvejada por sete tiros. Os PMs da 5ª Companhia de policiamento da cidade atenderam a ocorrência. 

GEORGE W. BUSH advertiu hoje que o IRAQUE poderá ter uma bomba atômica em um ano, que SADDAM HUSSEIN “representa grave ameaça à paz mundial” e que uma ação militar contra ele é “inevitável”, a menos que sejam cumpridas as resoluções das NAÇÕES UNIDAS exigindo o desarmamento iraquiano. Discursando na sessão de abertura da 57ª Assembléia Geral da ONU, o presidente americano numa alusão aos países contrários a uma grande operação militar para derrubar SADDAM afirmou que o “ditador” iraquiano vem desrespeitando as resoluções da ONU há uma década e que a organização internacional precisa cumprir suas responsabilidades, caso contrário se tornará “irrelevante” e “os ESTADOS UNIDOS agirão” unilateralmente.
                       
2 003   :  -  (131 183 //1 – 165)       SEXTA-FEIRA
Estréia nesta sexta-feira no País o filme A LIGA EXTRAORDINÁRIA. Estamos em 1899 e um malfeitor ataca cidades européias com tanques e metralhadoras, jogando as nações umas contra as outras. É preciso que alguém o pare antes que uma guerra se inicie. O encargo recai sobre um grupo de personagens da ficção vitoriana: o aventureiro ALLAN QUATERMAIN, o dândi DORIAN GRAY, cujo retrato envelhece em seu lugar, o HOMEM INVISÍVEL, o CAPITÃO NEMO, o jovem americano TOM SAWYER, o Dr JEKYLL, que em seus maus momentos vira o terrível Mr. HYDE, e MINA HARKER, a moça que foi seduzida por DRÁCULA e se tornou vampira. É uma premissa criativa, e não é de admirar que HOLLYWOOD tenha se apressado em adaptar a “graphic novel” que a lançou. O explorador ALLAN QUATERMAIN é recrutado por um certo M – a sigla do chefe de JAMES BOND, personagem que lançou CONNERY. Felizmente, SEAN CONNERY ao menos é inconfundível nesse filme. Aos 73 anos, muito sacudido e com um humor cada vez mais seco, ele é a única razão de A LIGA EXTRAORDINÁRIA.

Começa a circular hoje a nova nota de R$ 1,00 que sofreu mudanças para evitar fraudes e facilitar o reconhecimento do dinheiro por deficientes visuais. O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA recebeu ontem a primeira nota das mãos do ministro da FAZENDA, ANTÔNIO PALOCCI, em cerimônia que contou com a presença do presidente do BANCO CENTRAL, HENRIQUE MEIRELLES. Na nota, a inscrição “BANCO CENTRAL DO BRASIL” foi substituída por “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”. A nova cédula tem um verde mais intenso e todos os padrões de segurança foram reforçados, deixando a nota com as mesmas características das cédulas de R$ 2,00 e de R$ 20,00.

Pela manhã, LUCINDA vem me contar que o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está com duas prestações atrasadas de seu carro (refinanciado recentemente) e precisa de dois mil reais para saldar os débitos. Viu-se atrapalhado financeiramente depois que achou de montar um lava-rápido, que só lhe trouxe dores de cabeça. Até agora ele nada me falou sobre esse problema.

Em SÃO PAULO, precisamente no MMDS, apenas encontro o ALEMÃO. Os demais oficiais estão em destino, isto é, cuidam das aulas. Depois, vou tentar arrumar o dinheiro para o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, cerca de dois mil reais. O melhor juro bancário é de 6%. Não gosto dessa situação, mas a pressão da família é que obriga a me socorrer de organizações que cuidam disso.
Na tarde, temos um expediente sossegado na Sociedade, sem a presença do presidente e com o Cel MENDES empenhado com as indicações da MEDALHA PEDRO DE TOLEDO para 2 de outubro. Combinamos a nossa viagem para SOROCABA, amanhã, cuja finalidade é visitar o nosso companheiro de bancos escolares, MAJOR Ref ARLINDO DE MOURA, que se encontra acamado. Apenas é um pouco trabalhoso atender duas senhoras que trazem documentos para a expedição de uma certidão comprobatória da participação de um veterano na revolução de 32. Como sempre, os documentos são frágeis e a tal COMISSÃO ESPECIAL DA REVOLUÇÃO dificilmente aceitará. Uma norma administrativa do governo entrava os pedidos, geralmente indeferidos.

A Polícia Militar de SÃO PAULO vai patrulhar as avenidas e estradas com bafômetros fornecidos pelos fabricantes das cervejas Antárctica, Brahama, Skol e Original, entre outras. Trinta e oito aparelhos de última tecnologia foram doados hoje pela Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) ao governador GERALDO ALCKMIN. A cerimônia no Palácio dos Bandeirantes contou com a presença do co-presidente da Ambev, VICTÓRIO DE MARCHI, o secretário da Segurança, SAULO DE CASTRO, o governador e o Comandante Geral da PMESP, Cel PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES.

O ex-presidente da Assembléia Legislativa do ESPÍRITO SANTO, JOSÉ CARLOS GRATZ, se apresentou à polícia, em VITÓRIA, no início da madrugada, um dia depois de ter a sua prisão decretada pelo juiz CARLOS EDUARDO RIBEIRO LEMOS, por suspeita de envolvimento em desvio de verbas do Banco do Estado do ESPÍRITO SANTO, para atividades ligadas a casas de bingo no Estado.
     
O ex-ministro da Fazenda, PEDRO MALAN, foi anunciado como presidente do Conselho de Administração da GLOBEX UTILIDADES, controlador da rede varejista PONTO FRIO. O ex-presidente da PETROBRÁS e BNDES, FRANCISCO GROS, assume a vice-presidência.

O PAPA JOÃO PAULO II celebrou hoje missa ao ar livre na praça central de BANSKA BYSTRICA, a 230 km de BRATISLAVA, capital da ESLOVÁQUIA. Ao contrário do dia anterior, o PAPA parecia estar bem disposto e concluiu a missa.

O primeiro round da luta pelo título mundial de FÓRMULA 1 já foi vencido pelo colombiano JUAN PABLO MONTOYA. É claro que ser o melhor no treino pré-classificatório para o GP DA ITÁLIA não é uma garantia de sucesso na corrida, mas hoje o piloto da WILLIAMS mostrou sua força ao deixar os rivais para trás. RUBENS BARRICHELLO foi o segundo e o alemão MICHAEL SCHUMACHER o terceiro. O brasileiro CRISTIANO DA MATTA conseguiu a quarta colocação.

Numa tragédia com potencial para intensificar a oposição dos iraquianos à ocupação dos EUA, tropas americanas mataram hoje, por engano, um policial jordaniano e oito policiais iraquianos treinados pelas próprias forças americanas, confundindo-os com rebeldes. O episódio aconteceu em FALLUJA, cidade considerada o centro da resistência iraquiana. Em outra ação militar, em RAMADI, dois soldados americanos morreram, sete ficaram feridos e três iraquianos morreram. A violência matou quatorze pessoas, hoje, no IRAQUE.

As negociações promovidas pela Organização Mundial do Comércio, em CANCÚN, no MÉXICO, chegaram à metade do caminho, hoje, com nações ricas e pobres tentando alinhavar um acordo preliminar, apesar de estarem divididas sobre como cortar bilhões de dólares em subsídios nos países ricos ocidentais.

O veterano cantor de música country JOHNNY CASH morreu hoje, aos 71 anos, em NASHVILLE. Seu empresário LOU ROBIN informou que o “HOMEM DE NEGRO”, como CASH era conhecido por usar sempre roupas escuras, sofreu complicações de diabetes que o levaram à insuficiência respiratória. CASH, um dos mais importantes cantores americanos, ficou famoso pelo country, mas transitou também pelo folk e o rock. O cantor nasceu no Estado de ARKANSAS, em 1932, e aprendeu a tocar violão durante seus dias de combatente na força aérea americana. Nos anos 50, ao receber baixa, deu início à carreira artística. Começou no rádio e logo estourou com a canção “HEY PORTER” , lançada pela lendária gravadora SUN RECORDS, a mesma de ELVIS PRESLEY, ROY   ORBISON  e   JERRY  LEW  LEWIS.  Logo  vieram  os  sucessos: “I WALK THE LINE”, “A BOY NAMED SUE”, “FOLSOM PRISON BLUES”, “SUNDAY MORNING COMING DOWN”, entre outros. E prêmios também. Além de figurar no Hall da Fama do Rock e do Country, CASH colecionou 11 prêmios GRAMMY, o último neste ano, por “GIVE MY LOVE TO ROSE”. Recentemente, deixou escapar o troféu do MTV Music Awards. Indicado em seis categorias, ele não pôde ir à festa porque estava internado por conta de uma intoxicação estomacal. CASH recebeu alta há dois dias. Pouco depois, voltava ao Hospital Batista de NASHVILLE, onde morreu, às 4 horas da manhã.
 
CASARAM-SE a princesa STEPHANIE DE MÔNACO, de 38 anos, e o acrobata português ADAN LOPEZ PERES, de 29. Ela tem três filhos da união com dois ex-guarda-costas. Em GENEBRA.

2 004  :  -  DOMINGO
Assisto pela manhã o GP DE MONZA. Os fanáticos italianos esperavam ver seu ídolo, MICHAEL SCHUMACHER, vencer hoje a corrida de casa, com a FERRARI, e realizar uma grande festa em MONZA, para comemorar a conquista de seu sétimo título como piloto e o 14º da escuderia entre os construtores. Mas quem ganhou foi RUBENS BARRICHELLO, seu companheiro de equipe. Demorou mais saiu. A primeira vitória de RUBINHO na temporada veio em grande estilo, como só os melhores são capazes, a exemplo do que já havia feito no ano passado em SILVERSTONE, na INGLATERRA. MICHAEL SCHUMACHER chegou em segundo, fazendo mais uma dobradinha para a FERRARI. Em terceiro lugar, JENSON BUTTON; em quarto, TAKUMA SATO; em quinto, JUAN PABLO MONTOYA; em sexto, DAVID COULTHARD; em sétimo, ANTÔNIO PIZZONIA; em oitavo, GIANCARLO FISICHELLA. O brasileiro RICARDO ZONTA foi o 11º e FELIPE MASSA chegou em 12º.

O SANTOS bateu o PALMEIRAS por 2 a 1 no PACAEMBU, mantendo-se na liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO, com 55 pontos ganhos. Agora, o PEIXE divide a ponta com o ATLÉTICO PR, que derrotou o CORINTHIANS por 3 a 1. O triunfo do técnico WANDERLEY LUXEMBURGO foi obtido graças a dois gols seguidos, feitos por DEIVID e ELANO. OUTROS RESULTADOS: FIGUEIRENSE 3 x BOTAFOGO 1; FLUMINENSE 2 x FLAMENGO 1; PONTE PRETA 0 x PARANÁ 2; VITÓRIA 1 x CRICIÚMA 0; GRÊMIO 1 x PAYSANDU 1; ATLÉTICO MINEIRO 2 x CORITIBA 1.
   
A imagem de NOSSA SENHORA APARECIDA chegou hoje à cidade de SÃO PAULO e ficará exposta no PARQUE DA ÁGUA BRANCA até o próximo domingo, como parte do “8º REVELANDO SÃO PAULO”, evento que tem como objetivo mostrar as manifestações artísticas, culturais e religiosas no Estado.

O túnel da avenida REBOUÇAS sob a avenida FARIA LIMA foi inaugurado hoje e enfrentará na segunda-feira o primeiro teste de funcionamento em um dia útil. Impedida pela lei eleitoral de comparecer, a prefeita MARTA SUPLICY não foi conferir a festa, mas não faltaram colegas de partido para lembrar dela em seus discursos. O túnel terá de ficar fechado nos próximos dias, da zero hora às seis horas, para a realização de alguns “ajustes” na obra. 
Depois de nove meses de construção, na tarde deste domingo houve lentidão nos dois sentidos, o que faz temer um grande congestionamento amanhã.

Mais um morador de rua foi assassinado em SÃO PAULO. Hoje de manhã, policiais do 64º DP encontraram o corpo de um homem carbonizado em um terreno baldio da rua RAIMUNDO GONÇALVES FERREIRA, no bairro CIDADE AE CARVALHO, zona leste. A vítima, que estava com o rosto desfigurado, teve a mão direita arrancada e tinha ferimentos nas pernas e na cabeça. Ao lado do corpo havia um cachorro, também carbonizado. O assassino abandonou no terreno um martelo e uma picareta, que teriam sido usados para agredir o homem. Ontem, outro sem-teto, NELSON EVARISTO, foi agredido a pedradas em uma calçada da travessa HENRIQUE ARCURI, na VILA CLEMENTINO, zona sul.

FALECEU o doutor JOSÉ REINALDO NOGUEIRA DE OLIVEIRA, aos 62 anos. Era presidente da FUNDAÇÃO ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO, mantenedora da FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS da SANTA CASA de SÃO PAULO. Advogado, era sócio titular da Advocacia J.R. NOGUEIRA e ASSOCIADOS. Exerceu diversos cargos na empresa WHITE MARTINS. Foi diretor do grupo FENÍCIA e era diretor jurídico da Confederação das SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA e Entidades Filantrópicas do BRASIL. Procurador geral para a AMÉRICA LATINA da Confederação Internacional das Misericórdias, com sede em LISBOA, era procurador jurídico trabalhista da Irmandade da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO; primeiro vice-presidente da Federação e do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de SÃO PAULO. Era também membro do Comitê de Legislação da Câmara Americana de Comércio BRASIL-ESTADOS UNIDOS. O corpo foi trasladado para o Cemitério de VILA ALPINA.
  
Pela sexta semana consecutiva, ninguém acertou as seis dezenas da MEGA SENA, que está acumulada desde o dia 4 de agosto. O prêmio está acumulado em quase quarenta milhões de reais. A estimativa da CAIXA para o próximo concurso é de que o valor atinja 45 milhões de reais.

O piloto brasileiro NELSINHO PIQUET não conseguiu sagrar-se campeão da FÓRMULA TRÊS INGLESA por antecipação. Ele precisava chegar sete pontos à frente do britânico ADAM CARROLL, ganhador da etapa de hoje em SPA-FRANCORCHAMPS. O brasileiro foi o quarto e adiou a decisão do campeonato para a próxima e última etapa, dias 2 e 3 de outubro, em BRANDS HATCH.
O brasileiro TONY KANAAN chegou em terceiro lugar no GP de CHICAGO, antepenúltima etapa da INDY RACING LEAGUE (IRL), e ficou muito próximo do título. KANAAN soma 538 pontos e tem 75 à frente do inglês DAN WHELDON, rival na briga pelo título. A prova foi vencida pelo mexicano ADRIAN FERNANDEZ.

O tenista suíço ROGER FEDERER mostrou hoje porque é o número um do mundo. Por 3 sets a zero derrotou o australiano LLEYTON HEWITT e conquistou o US OPEN, entrando para a história do tênis com o seu terceiro título de GRAND SLAM da temporada.  Com os títulos do ABERTO DA AUSTRÁLIA, de WIMBLEDON e do US OPEN, FEDERER iguala as marcas do australiano ROD LAVER (1962 e 1969), do americano JIMMY CONNORS (1974) e do sueco MATS WILANDER (1968). O ator CHRISTOPHER REAVE foi uma das celebridades que estiveram presentes ao ARTUR ASHE STADIUM, em NOVA YORK, para assistir o final do Aberto de Tênis dos EUA.

Pediu concordata pela segunda vez em dois anos a empresa aérea  americana US AIRWAYS, que tem 8,7 bilhões de dólares em dívidas e 8,8 bilhões em ativos. A companhia utilizou o mesmo recurso em 2002, quando saiu da concordata com a venda de ações e empréstimo governamental. A EMBRAER, a maior credora não segurada da US AIRWAYS, com 1,47 bilhão de dólares a receber, suspendeu a programação de entrega de 63 aviões à empresa.

EXPIROU a LEI BRADY, que proibia a venda de armas de grosso calibre nos EUA. Em 1994, o então presidente BILL CLINTON vetou, com a medida, a comercialização no país de dezenove tipos de arma de uso militar.

Desde a última quarta-feira (dia 8), o furacão IVAN matou 60 pessoas e deixou um rastro de destruição no CARIBE. Meteorologistas afirmam que a tempestade se aproxima do oeste de CUBA com ventos de até 270 km/hora e que provocará danos consideráveis na ilha devido às chuvas torrenciais e inundações. Na JAMAICA, o furacão alcançou 250 km/hora e fez 16 vítimas, mas o governo acredita que o número subirá. CUBA tirou meio milhão de pessoas da rota prevista da tempestade, que deverá alcançar amanhã a ilha. Antes o furacão passará pelas ILHAS CAYMAN.  A temporada de furacões começou no último dia 13 de agosto com o ciclone CHARLEY, de categoria quatro, seguido por FRANCES, de igual intensidade, que atacou a costa da FLÓRIDA, nos EUA, no final da semana passada. Os dois juntos causaram ao menos 46 mortes. IVAN é a sexta tempestade mais forte até hoje registrada no ATLÂNTICO, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Ele já castigou GRANADA, REPÚBLICA DOMINICANA e TRINIDAD E TOBAGO.

Carros-bomba, ataques com morteiros e confrontos entre rebeldes e forças de segurança americanas e iraquianas mataram pelo menos 120 civis em várias regiões do IRAQUE hoje, um dos dias mais violentos dos últimos meses, segundo o Ministério da Saúde do país. Autoridades iraquianas afirmaram que 42 pessoas foram mortas na cidade de TAL AFAR, tomada por rebeldes – número que poderia chegar a 51, segundo fontes hospitalares locais. Em BAGDÁ, 13 pessoas morreram quando um helicóptero militar dos EUA atirou contra uma multidão de civis reunida em torno de um veículo blindado do Exército americano em chamas, numa das principais ruas do centro da cidade. Um jornalista palestino que trabalhava no local para a TV AL-ARABIYA está entre os mortos. O jornalista, MAZIN TUMAISI, de 26 anos, pode ser visto falando para uma câmera a uma curta distância do tanque em chamas.

CONDENADO o primeiro soldado americano, AMIN CRUZ, a oito meses de prisão. Ele foi julgado pelos abusos cometidos na prisão ABU CHRAID, no IRAQUE.

A rede GLOBO apresenta hoje o penúltimo capítulo da segunda série de VINTE E QUATRO HORAS, onde os EUA estão prestes a decretar uma guerra contra quatro países do ORIENTE MÉDIO, por ter sofrido a ameaça de uma bomba nuclear, numa das maiores tramas urdidas para que a terceira guerra mundial tivesse êxito, com a finalidade de aumentar o preço do petróleo, em benefício dos EUA. O grande herói é JACK BAUER, em quem o presidente confia, a ponto de perder o mandato. Já assisti toda a primeira série de VINTE E QUATRO HORAS e estamos chegando ao final do segundo suspense.
 
ASSISTO depois na GLOBO o enigma de uma apavorante obra-prima, A SOMBRA DO VAMPIRO, de 2000, dirigido por E. ELIAS MERHIGE. O enredo é, naturalmente fictício. Mas assim se pode atingir a verdade de uma obra de arte, que, como todo grande enigma, é fruto de uma mistura indivisível de realidade e fantasia. Construído por uma narrativa tão ágil quanto imprevisível, em que o horror, um fino humor negro e os ricos detalhes surpreendem e maravilham, o filme de MERHIGE parece um making of tardio de NOSFERATU. A ação é exatamente a filmagem do clássico, como talvez tenha acontecido. Os dois personagens centrais e agentes do enigma são o diretor F.W.MURNAU (JOHN MALKOVICH), um dos pioneiros inventores da arte cinematográfica, e o ator principal MAX SCHRECK (WILLEM DAFOE), estranhíssima e impressionante figura da qual quase nada se sabe. Aí o filme atual dá seu maior salto de ousadia: só MURNAU saberia que SCHRECK era, de fato, um vampiro – com o qual teria feito um terrível pacto para criar sua obra.
        
2 005  :  -    SEGUNDA-FEIRA
Manhã muito desagradável, com temperatura baixa e chuva. Mesmo assim, vou mais cedo para a cidade de SÃO PAULO. Às 10:30 horas estou reunido com o TENENTE-CORONEL PM Ref AMORIM; MAJORES Ref YOLANDO BRUNO e CHICONELLO e TENENTE Ref EDMILSON. Presido a Comissão que está elaborando o novo regimento do CONSELHO SUPERIOR DA Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. Conseguimos hoje encerrar o nosso trabalho. Agora apenas falta montar a sistematização. Deveremos assinar a proposta do novo regimento na próxima segunda-feira.
Às 12:30 horas, no MMDS, recebo uma proposta de reforma da Entidade. No entanto o tesoureiro informa que não temos o dinheiro para a realização da mesma. Mando que se façam novos orçamentos, pois o primeiro oferecido está fora de cogitação. MÁRIO MARGARIDO irá cuidar dessa parte. Discutimos a prisão do cafageste PAULO MALUF, ladrão descarado, mentiroso, que superfaturou obras importantes em SÃO PAULO, como a de ÁGUAS ESPRAIADAS. Levou dinheiro para fora do País, num crime que ainda tem a coragem de negar. Outro assunto que merece destaque é a semana “severiana” que está começando. SEVERINO CAVALCANTI, outro hipócrita, afirma que o documento apresentado pelo empresário do restaurante da Câmara é falso. No BRASIL, temos muitos vivaldinos que acreditam que o povo é ignorante.
Por volta das 14:30 horas, estou no BANESPA na tentativa de receber os três mil reais que solicitei na sexta-feira. Há um impasse, pois o Banco ainda não tem condições de me dar essa quantia. Vou então ao MMDC, onde estão o presidente, GINO STRUFFALDI; vice, CORONEL MENDES e tesoureiro, CORONEL PM Res RICARDO JACOB. O MENDES obteve uma grande vitória que irá tirar do sufoco o problema do atraso no pagamento de três contas telefônicas. É que os maçons estão o ajudando. Ao conseguir novos associados para a Sociedade, dentro da maçonaria, também obteve o dinheiro suficiente para colocar as contas em dia. A Sociedade tem passado por um grande sufoco ao ficar sem contatos telefônicos.
O Professor EGBERTO MAIA LUZ entrega-me um documento reservado onde pede a saída do CAPITÃO PM HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS da COMISSÃO DA “CARTA AOS PÓSTEROS”, por ter o mesmo faltado na reunião da Comissão, na semana passada. Indica para substituí-lo o CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES. Transmito ao CORONEL MENDES a propositura do Professor EGBERTO.
O MENDES vai para a Associação Comercial, onde irá participar de uma reunião da Comissão Cívica e Cultural. Eu retorno ao BANESPA, onde enfrento uma fila razoável, a fim de conseguir retirar a quantia de três mil reais, solicitados pela LUCINDA. Isso me faz perder um bom tempo. No entanto, quando estou chegando na Associação Comercial, encontro o MENDES já se retirando do local. É que não haverá a reunião. Não fomos avisado disso.
Com um tempo desagradável, resolvemos retornar para nossos lares.       

Parte dos recursos que PAULO MALUF teria desviado dos cofres públicos e remetido para a conta CHANANI, nos EUA, foi usada na compra de 349 quilos de ouro, indica a Polícia Federal. A conta era operada pelo doleiro VIVALDO ALVES, o BIRIGÜI – principal acusador do ex-prefeito, que está preso na PF desde sábado, dia 10. O ouro foi comprado com cheques de duas empresas fantasmas, subcontratadas de empreiteiras, que construíram a avenida ÁGUA ESPRAIADA.

O entra-e-sai de manifestantes, familiares e amigos não se repetiu no primeiro dia útil da prisão de PAULO e FLÁVIO MALUF na Superintendência da Polícia Federal de SÃO PAULO. Apenas o fiel colega de partido, JESSE RIBEIRO, ex-presidente do PP, e a mulher de FLÁVIO e também advogada, JAQUELINE, estiveram no local. Apesar das visitas de não-advogados serem admitidas somente às quintas-feiras, das 14 às 16 horas, RIBEIRO, que não é advogado, esteve na cela de PAULO MALUF sábado e domingo. RIBEIRO não só visitou MALUF duas vezes como ainda falou por telefone com o ex-prefeito, o que também não seria permitido. MALUF recebeu ligações ainda de sua mulher, SYLVIA, sábado e domingo, e do secretário particular, ROQUE CARNEIRO. Segundo informações de funcionários da PF, MALUF teria de sair da cela para atender a qualquer telefonema – o pavilhão da Custódia, onde está, só tem telefone fixo e celulares são proibidos. Os supostos privilégios a PAULO MALUF já estariam sendo investigados em inquérito administrativo realizado em BRASÍLIA. Hoje, a superintendência paulista anunciou que não seriam mais permitidas as entregas de comida, fato verificado várias vezes no fim de semana. JESSE  RIBEIRO contou aos repórteres que pai e filho estavam em duas salas idênticas, com cama, sofá, cadeira e um banheiro. Funcionários, no entanto, disseram que a cela comum – as celas especiais estão desativadas – tinha só uma pia e um buraco no chão em substituição ao vaso sanitário.

O DEPUTADO CARLOS RODRIGUES, ex-bispo da Igreja UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, renunciou ao mandato para escapar do processo de cassação por envolvimento no escândalo do mensalão. RODRIGUES nem foi a BRASÍLIA apresentar a renúncia: mandou um assessor entregar o requerimento. Amanhã a Mesa Diretora da Câmara analisa relatório da Comissão de Sindicância que propôs hoje a abertura de processo contra dezoito deputados.

O empresário SEBASTIÃO BUANI, dono dos restaurantes da Câmara dos Deputados, entregou hoje à Polícia Federal extrato de sua conta bancária com um saque de 40 mil reais que ele alega ter feito para pagar propina ao presidente da Casa, SEVERINO CAVALCANTI. BUANI disse que a data do saque – 4 de abril de 2002 – é a mesma da assinatura de SEVERINO no documento que prorroga por três anos o contrato dos restaurantes. Ele prometeu apresentar hoje cópia de cheque supostamente usado para pagar propina, em julho de 2003. Também hoje, três empregados do restaurante confirmaram à PF que entregavam propina no gabinete de SEVERINO. O documento de BUANI e o depoimento de seus funcionários fizeram o delegado federal SÉRGIO MENEZES considerar que SEVERINO deve passar de denunciante a investigado. Por isso ele foi hoje pedir instruções à Procuradoria-Geral da República, já que deputados só podem ser investigados com autorização do Supremo Tribunal Federal.

A polícia prendeu hoje o vigilante RICARDO FRANCISCO DOS SANTOS, de 26 anos, sob a acusação de envolvimento na chacina da família YONEKURA, entre a noite do dia 10 e a manhã de ontem, domingo, dia 11, na VILA NOVA CURUÇÁ, zona leste. Trata-se de um jovem conhecido da família. Sua voz foi reconhecida pelo aposentado TADASHI YONEKURA durante o roubo. Para os policiais do Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa esse é o provável motivo de os ladrões terem executado a família.

Milhares de palestinos invadiram hoje as áreas deixadas pelo Exército israelense na FAIXA DE GAZA e incendiaram sinagogas, comemorando o fim de 38 anos de ocupação. A multidão entrou nos terrenos dos antigos assentamentos judaicos antes mesmo de o último soldado israelense ter deixado o território, pouco depois do amanhecer. Estava previsto que a população só entraria 72 horas depois da saída dos soldados, mas as autoridades não conseguiram conter a multidão. As praias de acesso exclusivo dos assentamentos foram tomadas por palestinos – cinco morreram afogados.

O chanceler israelense, SYLVAN SHALOM, disse que a destruição e os incêndios por palestinos nas sinagogas dos assentamentos judaicos abandonados da FAIXA DE GAZA são um ato de barbárie. “Trata-se de um ato bárbaro cometido por vândalos que não têm nenhum respeito pelos lugares santos”, afirmou o ministro em declaração à emissora de rádio estatal. O presidente israelense, MOSHE KATZAV também qualificou a destruição dos edifícios de um “ato de vandalismo, desumano e incivilizado”.

Um deficiente físico de 42 anos, numa cadeira de rodas, e seu filho, de 23 anos, seqüestraram hoje um avião com 25 ocupantes na COLÔMBIA, mas se entregaram pouco mais de seis horas depois, após negociações com representantes do governo. Os dois desviaram para BOGOTÁ o vôo da empresa AIRES que cobria a rota entre FLORÊNCIA e NEIVA, no sul do país, depois de ameaçar detonar explosivos. A Força Aérea da COLÔMBIA e a polícia, que confirmaram o fim do seqüestro, não revelaram de imediato os detalhes da negociação que pôs fim ao seqüestro nem esclareceram se a dupla de seqüestradores tinham mesmo explosivos a bordo ou se a ameaça era falsa. De acordo com as primeiras versões, os seqüestradores tomaram o avião para exigir uma indenização do Estado pelas lesões que causaram a deficiência física de um deles. Os ferimentos teriam sido causados há dez anos por policiais.

O chefe da Agência Federal de Administração de Emergência, MICHAEL BROWN, renunciou hoje. Ele era duramente criticado por causa da lenta e desorganizada reação do governo federal à tragédia provocada pelo furacão KATRINA. BROWN será substituído por DAVID PAULISON, chefe da divisão de prontidão da FEMA. BROWN renunciou três dias após que o presidente GEORGE W. BUSH o removeu do comando das operações de socorro na área da tragédia. Uma semana antes, BUSH o elogiara publicamente. Hoje, o presidente negou que a guerra no IRAQUE e a discriminação racial tenham prejudicado o trabalho de ajuda. As mortes causadas pela fúria do KATRINA na LOUISIANA, MISSISSIPI e ALABAMA passavam hoje de 500. Em NEW ORLEANS, equipes de resgate usavam botes infláveis para verificar o interior de algumas casas da cidade.
O ITAMARATY anunciou que uma missão do consulado-geral de HOUSTON seguiu hoje para BATON ROUGE, na LOUSIANA, com o objetivo de pedir pressa na identificação do corpo encontrado na residência de BENILDA CAIXETA, de 56 anos, brasileira naturalizada americana que ainda figura na lista de desaparecidos em NEW ORLEANS. Das três missões organizadas, essa será a primeira a entrar na região atingida pelo furacão KATRINA. Sua tarefe também será a de tentar localizar outros 22 brasileiros que constam da lista de desaparecidos formulada pelo ITAMARATY. O caso, entretanto, vem sendo tratado de forma peculiar pelo ITAMARATY. BENILDA mudou-se para os EUA no final dos anos 1970, quando recebeu do então presidente JIMMY CARTER o convite para tratar-se da doença que a tornou tetraplégica. Em 6 de novembro de 1990, BENILDA assumiu a cidadania americana e perdeu a brasileira. Chegou a acrescentar um sobrenome inglês: DANIELS. Isso significa que, mesmo que o corpo encontrado seja o de BENILDA, seu traslado e funeral no BRASIL dependerá da legislação dos EUA. A última visita de BENILDA ao BRASIL foi em 1994.

O furacão OPHELIA perdeu força hoje e se transformou em uma  tempestade tropical diante da costa sudeste dos EUA, à medida que avançava para a CAROLINA DO NORTE. Seus ventos hoje eram de 112 km/h, mas, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, espera-se que voltem a se intensificar nos próximos dias. O OPHELIA é o primeiro furacão a ameaçar os EUA desde a passagem do KATRINA. O OPHELIA dirigia-se para o noroeste e espera-se que passe sobre ou perto da costa da CAROLINA DO NORTE no dia 14 ou 15. O governador da CAROLINA DO NORTE, MIKE EASLEY, declarou estado de emergência e disse que 200 oficiais da GUARDA NACIONAL estavam em prontidão.    

INAUGURADA a DISNEYLÂNDIA de HONG KONG, a quinta unidade do parque de diversões do mundo e a terceira fora dos EUA. Espera-se que 5,6 milhões de pessoas visitem anualmente as atrações, instaladas numa área de 125 hectares. Segundo o governo chinês, o investimento de 1,8 bilhão de dólares criará 18.000 novos empregos diretos e indiretos. Em HONG KONG.

2 006   -  DIA 12 DE SETEMBRO -  TERÇA-FEIRA  2X16. 315827215202
Roteiro do Seminário (UNG)

1º Esclarecimento sobre a apresentação aos alunos;
2º Apresentação da autora Maria Helena Capelato (autora do livro O Movimento de 32 a Causa Paulista);
3º Introdução ao tema por Carlos Alberto Faria;
4º Os antecedentes da luta por Diego Staibano;
5º Os articuladores de 32 e a mobilização para luta por Talita Silva e Lucilene de Oliveira Melo;
6º Os temas básicos do Movimento de 32 por Cíntia Regina;
7º Finale por Lenivaldo B. de Camargo;
8º Apresentação das imagens cedidas por Frota;
9º Chamada dos convidados “neste momento haverá a execução de áudio na voz de César Ladeira”;
10º Currículo dos convidados;
11º Abertura para que os convidados da Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C. possam expor suas experiências e visões e, esclarecer questões vindas dos acadêmicos presentes.

Local da Apresentação: Universidade Guarulhos – Campus Dutra.
Av. Anton Philips – Guarulhos
Auditório C
Ou entrada pela Av. Via Dutra
Dúvidas entrar em contato com Lucilene: 8177-6856; ou Diego: 9181-0985.

                        Sem mais agradecemos a atenção dispensada!
                                               Acadêmicos de História.
De acordo com mensagem de DIEGO STAIBANO, de ontem, o Seminário referente ao Movimento Constitucionalista de 1932 foi cancelado devido ao falecimento do pai da professora CÉLIA CARDOSO. LENIVALDO BARBOSA irá entrar em contato com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC nesta terça-feira. Será apresentada uma nova data.

Passo a manhã lendo os jornais, principalmente quanto ao assassinato do CORONEL PM Res UBIRATAN GUIMARÃES:
O ESTADO DE SÃO PAULO: UBIRATAN: PARA A POLÍCIA, FOI CRIME PASSIONAL. DELEGADO NÃO ACREDITA EM EXECUÇÃO.
Depois de 24 horas de investigações, as provas reunidas pela polícia de SÃO PAULO fazem os investigadores terem quase certeza: a morte do CORONEL PM Res UBIRATAN GUIMARÃES, de 63 anos, foi um crime passional. Essa suspeita levou aos homens do DHPP a investigar, por exemplo, a advogada CARLA PRINZIVALLI CEPOLLINA, de 39 anos, namorada do político.
Mas o que levou os policiais a essa suspeita? O homem que foi processado por causa do massacre de 111 presos no Pavilhão 9 da Casa de Detenção morava sozinho em seu apartamento no 7 º andar do prédio JOSÉ FERRAZ DE CAMARGO na Rua JOSÉ MARIA LISBOA. Ele foi deixado em casa no sábado pelo motorista. CARLA chegou ao prédio às 19 horas e permaneceu ali até as 20:30 horas. Ontem, ela disse à polícia que, ao sair do apartamento, seu namorado estava vivo. CARLA deve ser ouvida novamente hoje.
A polícia não fez exame residuográfico em suas mãos, porque ele seria inconclusivo depois de 48 horas, mas pediu à advogada para entregar as roupas que ela usava no sábado para serem examinadas. O DHPP busca vestígios de cobre ou chumbo que ficam nas vestes de quem usa uma arma de fogo.
Depois de CARLA, ninguém mais viu o coronel com vida. Às 22 horas do domingo, seu chefe de gabinete, EDUARDO ANASTASI, achou o corpo. UBIRATAN estava na sala do apartamento, enrolado numa toalha como se houvesse saído do banho. Tinha um único tiro no abdome. Aparentemente, o coronel estava sentado no sofá e tentou levantar-se quando foi baleado. A bala varou o corpo, provocando hemorragia, e parou numa almofada.
Nada foi roubado do apartamento. Em uma prateleira do bar, na sala, havia dois revólveres calibre 38 à vista de quem quer que ali entrasse. A carteira estava em cima do balcão e continha R$180. Ao seu lado, um copo usado com restos de batida de maracujá. Na cozinha, outro copo com a bebida. No quarto, a cama estava com os lençóis desarrumados.
Não havia sinais de arrombamento. A porta de entrada de serviço da casa estava aberta. Cerca de 20 impressões digitais foram recolhidas pela perícia, além de seis das sete armas que o coronel mantinha em casa – cinco revólveres calibre 38, uma pistola calibre 7,65 mm, uma espingarda calibre 12. Um dos revólveres desapareceu.
JANE BELUCCI, chefe dos peritos do DHPP, contou que o corpo estava rígido de tal forma que o crime devia ter ocorrido no mínimo 20 horas antes. Assim, UBIRATAN foi assassinado na noite do sábado – os jornais de domingo estavam na soleira da porta de seu apartamento.
Amigos do coronel contam que a relação entre ele e CARLA tinha altos e baixos. Eles teriam brigado. UBIRATAN começara, então, a namorar uma delegada da Polícia Federal do PARÁ. No sábado, a delegada telefonou para o coronel. Como ele estava tirando uma soneca, CARLA atendeu o telefone, o que motivara uma discussão entre as duas. O DHPP vai pedir à Justiça a quebra do sigilo telefônico de UBIRATAN e de CARLA para saber quem ligou para o coronel e com quem ela conversou no sábado.
Horas depois do encontro do corpo, amigos lotaram o prédio. Buscavam informações. “Cherchez la femme (procure a mulher)”, disse o advogado e deputado federal (PTB) VICENTE CASCIONE, que defendeu o coronel no processo da Detenção. CASCIONE disse ter certeza de que o crime foi praticado por alguém próximo ao coronel.
“Ele não se deixaria surpreender assim. Se ouvisse algum barulho estranho ia atender à porta armado”, disse o coronel da reserva da PM NIOMAR CYRNE BEZERRA, ex-comandante de UBIRATAN. “Não foi coisa de bandido. A gente conhece”, afirmou outro amigo, o coronel da reserva ANTÔNIO CHIARI. Oficialmente, o DHPP é cuidadoso. “Não descartamos nenhuma hipótese, embora a de execução seja a menos plausível”, disse o delegado ARMANDO DE OLIVEIRA COSTA FILHO. Além da hipótese passional, a polícia apura ainda uma possível vingança, que também seria passional.
Apesar das ameaças que sempre recebeu e do fato de o Primeiro Comando da Capital considerar UBIRATAN um troféu, a polícia praticamente descartou que sua morte seja uma ação da facção. O governador CLÁUDIO LEMBO (PFL) disse que essa hipótese “é zero”. “A Polícia Científica fez a análise do local e teremos mais clareza depois, mas certamente foi um crime de natureza pessoal”.
Ainda o caderno METRÓPOLE mostra a cena do crime, como foi o assassinato. Diz que o coronel morreu sem reagir. Na página C3: LIGAÇÃO DESPERTOU CIÚME DE CARLA. No velório, CARLA foi convidada a se retirar. Coronel admitia que houve excesso no CARANDIRU. Ele começou a carreira junto com a ditadura. Em 31 de março de 1964, UBIRATAN se apresentou à Cavalaria da PM. Ele participou da busca a capitão do regimento que integrava a VPR. Na página C4 da METRÓPOLE: Aos olhos da Justiça, coronel era inocente. Ameaças mudaram a rotina. PTB eterniza número que UBIRATAN ia usar na eleição.
No jornal a manchete da primeira página: NAMORADA ADMITE BRIGA ANTES DA MORTE DE UBIRATAN. ELA DIZ QUE ESTÁ FAZENDO LISTA COM OS INIMIGOS DO CORONEL.
JORNAL DA TARDE: NAMORADA É INVESTIGADA.
DIÁRIO DE SÃO PAULO: CORONEL UBIRATAN BRIGOU COM NAMORADA ANTES DE MORRER.

Estou colocando essas notícias no computador, em minhas memórias, quando recebo um telefonema do CORONEL PM Ref NEY MOREIRA DOS SANTOS. Quer ele conversar a respeito da morte do UBIRATAN. Ao mesmo tempo, também falamos sobre as nossas atuais atividades. O NEY fez o CAO/77 e o CSP/87 comigo e durante vários anos tivemos uma amizade muito boa. Também servimos juntos no Tribunal de Justiça Militar. O NEY é uma turma depois da minha, na Escola de Oficiais (saiu Aspirante a Oficial em 1962). O UBIRATAN foi declarado Aspirante em 1964.
    
São quase 12 horas quando embarco num lotação para a cidade de SÃO PAULO. Um calor superior a 30 graus causa mal estar. Os oficiais do MMDS convidam-me para almoçar na AORRPM: CRISTIANO, AMÉRICO, FÁBIO e RAFAEL. Ali, encontramos vários colegas e muita coisa gerou em torno do assassinato do CORONEL UBIRATAN.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, por volta das 14:45 horas, encontro o CORONEL MENDES e ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM. O presidente GINO não virá nesta tarde. Marcamos reunião da Diretoria Executiva para dia 21 de setembro. Também elaboro uma carta-convite para dois eventos: 28 de setembro, 15 horas, quando serão inaugurados fotos de presidentes da Diretoria Executiva e 2 de outubro, 10 horas, comemoração do 74º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932. Recebo um telefonema do 1 º TENENTE CABRAL, da 5 ª EM/PM, que confirma o horário de início da solenidade marcada para 2 de outubro.
Resolvemos alguns casos de PENSÃO ESPECIAL, que ainda continua a apresentar o problema mais sério do MMDC, por falta de provas. Apenas estamos com recursos de fotografias da época, que têm mensagens no verso, datadas daquela época.
CORONEL MENDES está tratando da relação dos agraciados com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, a ser entregue no dia 2 de outubro. 
Numa tarde de alta temperatura, bem própria de verão, retorno a GUARULHOS.

Assisto os noticiosos da TV sobre o “CASO UBIRATAN”. A advogada CARLA PRINZIVALLI CEPOLLINA, 39 anos, entregou hoje ao DHPP uma lista com o nome de dez supostos inimigos do coronel que teriam interesse em sua morte. Na relação está o nome de um coronel identificado apenas por GÉRSON, que seria chefe de seu comitê eleitoral. De acordo com a mãe de CARLA, a também advogada LILIANA PRINZIVALLE, UBIRATAN brigou com GÉRSON uma semana antes do crime e chegou a mandá-lo embora. Depois desconsiderou a demissão. Todas as outras pessoas são ex-funcionários da vítima.
A lista foi entregue hoje a três delegados do DHPP, que ouviram o depoimento da mãe e filha. Elas começaram a ser ouvidas às 11 horas e até as 22:30 horas a audiência não havia terminado. CARLA, que chorou boa parte do depoimento, repetiu o que havia dito informalmente à polícia no dia anterior. Disse que amava o namorado e que não teria motivo para matá-lo.
O depoimento, que durou pelo menos oito horas, só foi interrompido às 15 horas para um breve lanche e para o atendimento da advogada LILIANA PRINZIVALLE, mãe de CARLA, que passou mal enquanto acompanhava a audiência. Sem condições de continuar ao lado da filha, LILIANA foi substituída por um representante da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do BRASIL, de SÃO PAULO, acionado pelo DHPP. Ela foi ouvida pelos delegados do DHPP e pelo promotor criminal CARLOS ROBERTO MARANGONE TALARICO, destacado para acompanhar as investigações.
CARLA entregou notas fiscais de objetos que tinha comprado a pedido de UBIRATAN: dois pares de sapatos adquiridos especialmente para a campanha eleitoral, a troca das fechaduras do apartamento dele, e o presente para uma funcionária do deputado que acabou de dar à luz. As notas fiscais foram apresentadas para mostrar que o namoro estava firme e de que a relação do casal era boa. Tanto que no dia que antecedeu a morte, os dois visitaram juntos a funcionária do deputado na maternidade do Hospital SAMARITANO. LILIANA disse que não aprovava o namoro da filha com UBIRATAN por dois motivos: por ele estar ameaçado de morte e por ser 24 anos mais velho que CARLA.
A calça verde escura que a advogada CARLA usava na noite do assassinato do coronel foi lavada antes de ser entregue à polícia. Policiais do DHPP encontraram a peça molhada quando chegaram à residência da advogada para recolher as roupas. Além da calça, os policiais levaram ainda a blusa e a jaqueta de couro pretas, sapatos e bolsa que a advogada disse que usava no dia do crime. Até a tarde, as roupas não tinham sido entregues ao laboratório do Instituto de Criminalística porque a calça estava secando nos fundos do DHPP. Ao contrário do divulgado inicialmente, CARLA não entregou as roupas espontaneamente. O delegado ARMANDO DE OLIVEIRA DA COSTA FILHO, chefe da Divisão de Homicídios, afirmou que os investigadores tiveram de buscar as peças na casa da advogada. Foi ela mesma quem apontou as roupas que usava na noite do crime.
A polícia pediu hoje a quebra de sigilo telefônico do coronel, da namorada dele, CARLA, e da delegada federal RENATA MODI, que supostamente teria sido a pivô de um desentendimento do casal, na noite de sábado, pouco antes do assassinato de UBIRATAN. A intenção da quebra é descobrir quem estaria falando a verdade, já que há versões conflitantes sobre horários dos telefonemas. Segundo o deputado federal ARNALDO FARIA DE SÁ, CARLA teria usado o celular do coronel para enviar mensagem de texto à delegada, como se fosse ele. Ainda segundo SÁ, RENATA teria telefonado para UBIRATAN e, quando CARLA atendeu, elas discutiram.
CARLA saiu do DHPP pouco antes da meia-noite. Ela foi ouvida como testemunha, não como suspeita. CARLA demorou a deixar o local porque teve de assinar 22 páginas de depoimento. De acordo com a polícia, ela será ouvida novamente amanhã, às 13 horas. Outras três testemunhas também vão depor amanhã cedo.

A candidata à Assembléia Legislativa e ex-deputada estadual EDIR SALES já ocupa a cadeira deixada pelo CORONEL UBIRATAN GUIMARÃES. Sem festa, em cerimônia discreta e sem convidados, ela tomou posse hoje. “Sempre quis voltar para a Assembléia, mas não nessa circunstância. O coronel era um homem gentil e defensor do povo”, disse a nova deputada, que concorre nas eleições deste ano para continuar no posto. Jornalista e pedagoga, a deputada tem um perfil completamente diferente do colega morto. “Atuo mais na área social, em educação e saúde, mas tenho projetos para a segurança pública”, disse ela. 

Um policial militar morreu e outro ficou ferido em uma tentativa de assalto a um prédio na rua AUGUSTO SEVERO, esquina com rua CARLOS DE SOUZA NAZARETH, na região da 25 DE MARÇO. Segundo a PM, dois homens foram presos, mas não se sabe quantos participaram da ação e conseguiram escapar. Informações oficiais afirmam que, por volta das 14 horas, o PM OLAVO MESSIAS SANTOS, do 40 º Batalhão, que estava de folga, pediu a dois policiais da ROCAM para que revistassem dois homens suspeitos. Enquanto um deles vigiava os indivíduos, SANTOS e o outro policial, MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA, entraram no prédio e foram recebidos a bala por três criminosos. SANTOS foi baleado no tórax, e OLIVEIRA levou um tiro no maxilar. Os dois foram levados para a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, no entanto, SANTOS já chegou morto ao hospital. OLIVEIRA permanecia com quadro estável até a noite. 

O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça trancaram nesta terça-feira, através de hábeas corpus, as duas últimas ações penais contra o juiz federal de SÃO PAULO, ALI MAZLOUM. Entenderam que ele nem sequer deveria ter sido processado por suposto envolvimento na OPERAÇÃO ANACONDA (que apura venda de sentenças) por falta de fundamentação legal. Em 2004, o STF já trancara outra ação. Assim, a Justiça entendeu que MAZLOUM foi injustamente acusado de formação de quadrilha, abuso de autoridade e prevaricação. Ele foi defendido pelos criminalistas ANTÔNIO CLÁUDIO MARIZ DE OLIVEIRA, SÉRGIO EDUARDO MENDONÇA DE ALVARENGA e EDUARDO SILVEIRA MELLO RODRIGUES.

O lutador de jiu-jítsu, CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA, foi preso por causar distúrbios durante o vôo 890 da United Airlines que ia de LOS ANGELES para WASHINGTON. Segundo policiais federais americanos que estavam no avião, o lutador, visivelmente exaltado, teria tentado abrir a porta traseira da aeronave.

Sob os olhares atentos dos pais, ANTÔNIO FAGUNDES e MARA CARVALHO, BRUNO FAGUNDES estreou como ator na peça GENTE QUE FAZ, nesta terça-feira. A comédia, com texto de MARA CARVALHO, fala sobre corrupção de modo bem-humorado e está em cartaz no TEATRO AUGUSTA, em SÃO PAULO.

Exonerada por espionagem da presidência do conselho da HEWLETT-PACKARD, PATRÍCIA DUNN. Ela invadiu a privacidade dos diretores da empresa ao comandar uma investigação da companhia. PATRÍCIA deixará o posto em janeiro, mas continuará exercendo o cargo de diretora. Em PALO ALTO, nos ESTADOS UNIDOS.

Nasceu de cesariana e pesando 2,7 quilos o segundo filho da cantora BRITNEY SPEARS e do bailarino KEVIN FEDERLINE. O nome escolhido, SUTTON PIERCE, usa as mesmas iniciais de seu irmão, de um ano, SEAN PRESTON. Em LOS ANGELES.

Revelou sofrer de um grave problema auditivo o guitarrista inglês ERIC CLAPTON, de 61 anos. Ele atribuiu o surgimento do problema à exposição excessiva ao som alto. “Minha audição está arruinada. Ouço uma espécie de assobio constante em meu ouvido”, contou. Em LONDRES.

Divulgada pela revista JOURNAL OF AMERICAN MEDICAL ASSOCIATON uma pesquisa que afirma que o antiinflamatório diclofenaco aumenta em 40% os riscos de eventos cardiovasculares. As marcas mais famosa do remédio são VOLTAREN e CATAFLAM. Resultado da compilação de outros 23 estudos, o trabalho apresenta, porém, uma série de falhas. Não houve controle do perfil dos pacientes nem se sabe em que doses o remédio poderia fazer mal. Não há evidências, portanto, que justifiquem a interrupção do seu uso. 

O PAPA BENTO XVI disse hoje, no quarto dia de sua viagem à ALEMANHA, que a ciência não pode fornecer uma explicação sobre as origens do cosmo excluindo a atuação divina. A idéia de que o mundo é apenas o resultado acidental da evolução é, segundo ele, um conceito “irracional”. Em aula magna na Universidade de REGENSBURG, condenou o fundamentalismo religioso. Disse que a JIHAD ISLÂMICA vai contra DEUS e que utilizar a violência para defender a fé também é “irracional”. “Sem DEUS, as contas não fecham para o homem, para o mundo e o universo”. “DEUS não se compraz com sangue. A fé é fruto da alma e não do corpo. Quem quer conduzir alguém à fé precisa falar bem e raciocinar corretamente, e não usar de violência ou ameaças”.

Um dia depois do quinto aniversário dos atentados de 11 de setembro, extremistas islâmicos tentaram atacar hoje a Embaixada dos EUA em DAMASCO, na SÍRIA. Quatro homens gritando slogans usados por radicais islâmicos – como “DEUS é Grande” – tentaram explodir o edifício, no bairro das embaixadas. O carro-bomba não funcionou, segundo autoridades locais, e as forças de segurança sírias, encarregadas de proteger a área, travaram um tiroteio com os extremistas. Três foram mortos e o outro, capturado. Um guarda sírio morreu e 11 pessoas ficaram feridas, incluindo um diplomata chinês que estava na área.

Em uma cerimônia tradicional em TÓQUIO, o recém-nascido príncipe japonês foi batizado de HISAHITO, nome que significa “homem sereno, perpétuo e virtuoso”. Filho do príncipe AKISHINO e da princesa KIKO, ele é o primeiro herdeiro do sexo masculino da família real em mais de 40 anos. Seu nascimento foi celebrado por colocar fim a uma iminente crise de sucessão.

A explosão de uma bomba na cidade de DIYARBAKIR, no sudeste da TURQUIA, matou hoje oito pessoas, das quais seis crianças e feriu outras 16. Entre os feridos, havia também duas crianças em estado grave. A bomba, que foi acionada por celular, estava perto de um parque local, e até a noite nenhum grupo tinha assumido a autoria dos atentados.

O historiador e jornalista JOACHIM FEST, autor de uma importante biografia de HITLER, que serviu de base para o filme A QUEDA, morreu em sua casa, em KROENBERG, aos 79 anos. FEST tinha lançado havia pouco a autobiografia EU NÃO: LEMBRANÇAS DE INFÂNCIA E JUVENTUDE, na qual relata sua vida durante o nazismo, quando seu pai manteve sua família à margem do regime. A obra saiu quase que simultaneamente ao livro de memórias de GÜNTER GRASS – ambos tiveram relacionamento marcado por críticas mútuas.

A oficial responsável pelo comando tático da operação que resultou na morte do eletricista mineiro JEAN CHARLES DE MENEZES foi promovida a comissária-assistente da polícia inglesa. CRESSIDA DICK comandou a ação da polícia no dia 22 de julho de 2005, quando JEAN CHARLES foi assassinado por dois oficiais na estação do metrô de STOCKWELL (LONDRES), ao ser confundido com um terrorista. “É inacreditável o caminho que as coisas estão seguindo. Primeiro a polícia não esclarece nada, depois autoriza os policiais que mataram o JEAN a voltar ao trabalho, e agora promovem a mulher que comandou”, disse ALEX PEREIRA, primo de JEAN CHARLES.

12 DE SETEMBRO DE  2 007     :     -          QUARTA-FEIRA
DIÁRIO DE SÃO PAULO – PÁGINA A10
UBIRATAN: NOME SUJO APÓS A MORTE.
VIVO mandou cobrança para a casa do coronel após seu assassinato. Não recebeu e enviou o nome dele para o SPC e SERASA.
O coronel e deputado estadual Ubiratan Guimarães teve o nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e na SERASA, em 21 de setembro de 2006, exatos 11 dias após ser encontrado morto na sala de seu apartamento, nos Jardins. Motivo: a conta de seu celular (R$97,67) não foi paga pelos três filhos, herdeiros dos bens e das dívidas do pai.
“Não sabia disso. Se aconteceu, é um absurdo. Imagine, o nome de um morto no SPC. Os telefones dele foram apreendidos pela polícia, mas se houver dívida, vamos pagar”, diz o filho do meio do coronel, o publicitário Diogo Guimarães.
Segundo a VIVO, a família de Ubiratan cancelou a linha em 19 de setembro. Porém, como havia um resíduo referente à diferença entre o pagamento da conta anterior e a data do cancelamento, a cobrança foi enviada na fatura do mês seguinte. Como ninguém pagou, o nome do assinante foi automaticamente para o SPC.
A VIVO informa, ainda, que, em casos como o do coronel, por se tratar de um valor irrisório, a empresa pode isentar a dívida e retirar o nome do SPC. Para que isso ocorra, é preciso que a família faça um pedido formal. Caso contrário, só com o pagamento da dívida o nome será limpo.
O revólver 38 usado para matar o coronel havia sido compra\do por ele, 20 dias antes do crime, de um ex-motorista e segurança. Esse funcionário, com passagem pela polícia por porte de arma, trabalhou no gabinete do coronel de 19 de março de 2002 a 17 de maio de 2005, quando foi exonerado.
A ex-namorada do coronel, a advogada Carla Cepollina, é apontada pela polícia e pelo Ministério Público como a principal suspeita do crime. Carla nega e diz haver incoerências no inquérito para incriminá-la.
“Incriminaram a Carla por incompetência e por preguiça de fazer uma investigação decente”, diz a mãe de Carla, a advogada Liliana Prinzivalli.
Amigos do coronel também têm dúvidas. “Não posso dizer se foi ela ou não, mas se atirou, com certeza a intenção não era matar: porque quem dá um tiro só não quer matar”, diz o coronel da reserva Antônio Chiari, que por doze anos comandou a Rota.   

O Senado vai julgar hoje o pedido de cassação do presidente da Casa, RENAN CALHEIROS, acusado de quebra de decoro por recorrer ao lobista de uma empreiteira para pagar despesas pessoais. Três partidos da oposição (PSDB, DEM e PSB) fecharam questão a favor da cassação. As outras legendas, incluindo PT e PMDB, liberaram seus senadores para votar como quiserem. Essas orientações só têm valor simbólico, pois a votação será secreta. A imprensa não terá acesso ao plenário, cujos microfones serão desligados. Os senadores não poderão ligar laptops e serão orientados a evitar o uso de celulares. Apesar de ser difícil prever o resultado da votação, é unânime a avaliação de que RENAN perdeu apoio nos últimos dias, pois se consolidou a percepção de que sua eventual permanência comprometeria de forma irremediável a imagem do Senado. Para que RENAN perca o mandato, é preciso que pelo menos 41 dos 81 senadores votem pela cassação. Se for absolvido hoje, ele ainda terá de enfrentar outros três processos. Por isso, ganha força a interpretação de que, mesmo que salve o mandato, RENAN não tem mais condições de presidir o Senado.

Auxiliares do presidente LULA consideram que RENAN CALHEIROS está politicamente arruinado. Crêem que, qualquer que seja o resultado da votação de hoje, ele não terá como permanecer no comando do Senado. Por isso, o Planalto já não se preocupa com o destino de RENAN, e sim com a articulação para definir o nome de seu substituto. O favorito do governo é JOSÉ SARNEY.

Numa quarta-feira abafada, vou chegar na Sociedade por volta das 13 horas. Ali já se encontra o CORONEL MENDES. Conversamos sobre a grade da Medalha “PEDRO DE TOLEDO” para 2 de outubro. Está praticamente encerrada. Faltam apenas quatro nomes. O CLUBE ESPÉRIA ainda não mandou o currículo da pessoa escolhida pela presidente. O MENDES liga para o GIANNOCCARO, que tem muita ligação com o ESPÉRIA, para resolver essa situação. Falamos sobre uma possível ida até SANTOS DUMONT, em MINAS GERAIS. O GINO deverá ficar sabendo disso logo mais.
Almoço com alguns oficiais no MMDS. Todos querem saber minha opinião sobre o caso RENAN. Acho que esse senhor já é “vela apagada”. Sua vida de safadezas é plenamente conhecida. Mas o que está em jogo não é o malandro RENAN, mas sim a honorabilidade do Senado. Caso os senadores, votando secretamente, isso é, covardemente, o absolvam, teremos o descrédito completo da Casa. Pode ser extinta a Comissão de Ética, porque não faz sentido ter esse órgão com os senadores desonrando o nome. Farão crer que temos vários “renans” no Senado.
No MMDC, procuramos tomar conhecimento da votação no Senado, mas ainda não se deu o resultado do julgamento. Estão conosco nesta tarde quente: CORONEL CANAVÓ, GINO, TENENTE-CORONEL PM CODELO, Prof. MARIA ODETE e CARRARO.      
O CODELO conversa, via fone, com o seu colega dos bombeiros, TENENTE-CORONEL PM NAVARRO, sobre a situação do telhado da Sociedade, ainda com os buracos. Este oficial promete comprar o material necessário para o conserto das telhas.
Vamos deixar a Sociedade por volta das 16:30 horas.

No último amistoso antes das Eliminatórias para a COPA DO MUNDO, a seleção brasileira afugentou um fantasma que a atormentava nos últimos tempos. Com grandes atuações de RONALDINHO GAÚCHO e KAKÁ, a equipe de DUNGA fez hoje 3 a 1 no MÉXICO, para o qual perdera quatro dos sete jogos anteriores, inclusive na COPA AMÉRICA.
A seleção jogou em FOXBORO, nos arredores de BOSTON, mas parecia estar no MARACANÃ, tal a quantidade de torcedores com camisas amarelas nas arquibancadas. O apoio, de tão maciço, contagiou os jogadores brasileiros, a ponto de a equipe criar duas oportunidades preciosas logo de cara. Aos nove, o chute mascado de ROBINHO se transformou em passe para VÁGNER LOVE, mas o atacante acertou o goleiro OCHOA. Quatro minutos mais tarde, o camisa 9 voltou a falhar na pontaria, em jogada que começou com lançamento de RONALDINHO GAÚCHO para KAKÁ.
BRASIL jogou com: JÚLIO CÉSAR; DANIEL ALVES (MAICON), LÚCIO, EDU DRACENA E KLÉBER (GILBERTO); GILBERTO SILVA (JOSUÉ), MINEIRO, KAKÁ (AFONSO) e RONALDINHO GAÚCHO; ROBINHO (JÚLIO BAPTISTA) e VÁGNER LOVE (ELANO).

O CORINTHIANS se despediu hoje à noite da COPA SUL-AMERICANA com mais uma derrota diante do BOTAFOGO, com 2 a 1 no PACAEMBU. Agora, o time carioca, que já havia vencido o primeiro duelo por 3 a 1, enfrenta o argentino RIVER PLATE, nas oitavas-de-final. No RIO, o VASCO classificou-se ao vencer o ATLÉTICO – PR, em SÃO JANUÁRIO, por 2 a 0. Pega o LANÚS, também da ARGENTINA.  

Um projeto de aumento da gratificação paga aos 472 policiais da CASA MILITAR do gabinete do governador JOSÉ SERRA pode recriar disparidades de salários na Polícia Militar. Se posto em prática, fará um cabo que puxa maçanetas, abrindo e fechando as portas do Palácio dos Bandeirantes, ganhar mais do que um tenente que combate o crime numa cidade como JALES. O plano irritou o comando da PM, que passou quase 20 anos corrigindo distorções criadas nos anos 1980, quando homens da CM passaram a incorporar gratificações, criando supersalários.
A proposta de reajuste foi enviada em 5 de julho pelo chefe de gabinete da CM, MAJOR PM EDUARDO ESPOSITO, à CASA CIVIL, a quem cabe a palavra final. Embora a decisão não tenha sido divulgada, o “ESTADO” apurou com oficiais que o secretário da CASA CIVIL, ALOYSIO NUNES FERREIRA, já sinalizou ao CHEFE DA CASA MILITAR, CORONEL PM MIGUEL LIBÓRIO CAVALCANTE NETO, que daria o aumento. LIBÓRIO negou hoje ter o aval de FERREIRA, mas confirmou o pedido de reajuste.

Em clima tenso, mas protegido por sessão e votos secretos, o presidente do Senador, RENAN CALHEIROS, foi absolvido hoje pelo plenário – por 40 votos a 35 – da acusação de ter contas pessoais pagas por um lobista. Outros seis colegas se abstiveram no julgamento por quebra de decoro parlamentar.
Temendo que os outros dois processos e uma representação contra o alagoano esfriem, a oposição insistiu que ele não pode presidir o Congresso e ameaçou derrubar a CPMF. “O calvário não é só dele, agora é nosso”, reagiu DEMÓSTENES TORRES.
RENAN, que na sessão bateu boca e fez ameaças, deixou o Senado aliviado: “Vou para a igreja rezar”. Seguiu, porém, para um encontro com JOSÉ SARNEY e aliados. Depois, por nota, falou em “decisão madura” e “vitória da democracia”.
A salvação do mandato teve a ajuda do Planalto e do senador ALOÍZIO MERCADANTE, mas com preço definido – deve se licenciar e entregar o cargo ao vice-presidente, TIÃO VIANA. Já LULA soube do desfecho do caso quando tomava café com a rainha da DINAMARCA, MARGRETHE II, em um castelo.
Foi um dia de tumulto. Antes da votação, houve troca de socos entre deputados e seguranças. Ao final, veio a reação da sociedade, por entidades como a CNBB. E a crise continua – além das novas denúncias, RENAN ainda é alvo de inquérito no STF.

Um homem morreu e três pessoas ficaram feridas no final da madrugada de hoje, quando a roda traseira de um ônibus que trafegava pela Avenida WASHINGTON LUÍS, na zona sul, se soltou e atingiu as pessoas que estavam em um ponto lotado. O acidente aconteceu por volta das 5:30 horas. As causas do acidente estão sendo investigadas pela polícia. O caso foi registrado no 11º Distrito Policial (SANTO AMARO).
O ajudante de pedreiro GILMAR SILVA, de 26 anos, morreu na hora. O comerciante RONALDO RODRIGUES DE LIMA, de 36 anos, está internado em estado grave no Hospital São Paulo. Ele teve fraturas múltiplas, perfuração da bexiga e está com suspeita de fratura na coluna. A auxiliar de limpeza ARLINDA MARIA DA SILVA, de 37 anos, quebrou a perna direita em três lugares. O porteiro BRAZ FERREIRA LIMA, de 41, teve contusões leves.

Anulada pelo Supremo Tribunal Federal a pensão vitalícia de 22.100 reais concedida ao ex-governador de MATO GROSSO DO SUL, ZECA DO PT. O Supremo invalidou a aposentadoria porque ela foi proposta pelo Poder Executivo do Estado e não pela Assembléia Legislativa.

Internado na noite desta quarta-feira o padre MARCELO ROSSI no hospital NIPO-BRASILEIRO, no PARQUE NOVO MUNDO, zona norte de SÃO PAULO, após se sentir mal. Exames diagnosticaram um pré-infarto do miocárdio, mas o padre teve alta no mesmo dia.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, surpreendeu o país hoje ao nomear um tecnocrata praticamente desconhecido como primeiro-ministro e deixou no ar a dúvida de quem seria seu sucessor na presidência para as eleições do ano que vem. Após aceitar a demissão do premiê, MIKHAIL FRADKOV, e dissolver o governo, PUTIN escolheu o diretor do Serviço Federal de Controle Financeiro, VIKTOR ZUBKOV, de 65 anos, para assumir o posto.

O primeiro-ministro do JAPÃO, o conservador SHINZO ABE, renunciou hoje, um ano após chegar ao poder, deixando a segunda maior potência econômica do mundo envolvida numa grave crise política. ABE, de 52 anos, foi o primeiro-ministro mais jovem do JAPÃO desde o final da SEGUNDA GRANDE GUERRA. Na semana passada, veio o golpe derradeiro: o Congresso recusou-se a prorrogar a participação do JAPÃO na missão americana no AFEGANISTÃO. Desmoralizado, ele se internou num hospital, com stress. Ele também deixou a chefia do Partido Liberal Democrático. O partido de direita se reunirá na quarta-feira, dia 19, para designar um substituto, que será nomeado primeiro-ministro pelo Parlamento. ABE permanecerá no cargo até o sucessor seja escolhido.

Nem bem o corpo do tenor LUCIANO PAVAROTTI esfriou, e já fervem boatos sobre os 200 milhões de euros (532 milhões de reais) deixados por ele. Seus parentes estariam numa acirrada briga para ver quem ficará com a herança, informaram hoje jornais italianos. O cantor de ópera foi enterrado no último sábado, dia 8 de setembro, em MODENA, sua cidade natal.
A polêmica começou após o tabelião LUCIANO BUONANNO contar à imprensa que o cantor redigiu um novo testamento em 29 de julho, poucos dias antes de morrer, no dia 6 de setembro.
O tenor casou-se duas vezes e teve quatro filhas, com duas mulheres. LORENZA, CRISTINA e GIULIANA – três de suas filhas – lamentaram as “supostas brigas, patrimônios fantasmagóricos e testamentos, sobre os quais não sabem de nada”.       

2 008      :     -       SEXTA-FEIRA
O Comandante do Policiamento de Choque, CORONEL PM EDUARDO JOSÉ FÉLIX DE OLIVEIRA, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para as cerimônias de Passagem de Comando do Policiamento de Choque e Inauguração do retrato do CORONEL PM JOVIANO CONCEIÇÃO LIMA, na Galeria de Comandantes do CPChq.
12 de setembro de 2008
16:30 horas
Quartel do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”
Rua Jorge Miranda, 238 LUZ/SP

Uma manhã de temperatura alta. Dedico-me à leitura dos jornais e também ao trabalho no computador.
No MMDC encontro o CORONEL MENDES diligenciando quanto à Medalha “Governador Pedro de Toledo” que será entregue em 2 de outubro. Aos poucos ele vai recebendo os currículos daqueles que serão homenageado com essa medalha. Um deles é o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ ROBERTO SCHEER, Comandante do IV COMAR. Ele já tem as nossas medalhas CONSTITUCIONALISTA e MMDC.
Chega um e-mail da Associação Comercial comunicando que GINO STRUFFALDI, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA receberão o MARCO DA PAZ no dia 2 de outubro, durante as comemorações do 76º aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932.
Enquanto vou almoçar com os oficiais do MMDS o MENDES vai até a Delegacia Geral da Polícia Civil entregar o ofício de outorga da Medalha “Governador Pedro de Toledo” a um delegado indicado pelo Delegado Geral.
Mais tarde o CORONEL MENDES combina um encontro às 8 horas da manhã do domingo, dia 14 de setembro, a fim de irmos para o IPIRANGA prestigiar o desfile dos veteranos por ocasião do aniversário daquela região. Talvez a rede GLOBO vá buscar o GINO em sua residência a fim de conduzi-lo até o local do desfile. Isso foi ventilado através de um telefonema da subprefeitura do IPIRANGA.
Outro assunto que discutimos é uma viagem até BOTUCATU na próxima sexta-feira, dia 19, onde, no TIRO-DE-GUERRA local serão entregues Medalhas “Governador Pedro de Toledo”. A solenidade será à tarde. Deveremos iniciar a viagem pela manhã. 
A temperatura começa a mudar. Retorno a GUARULHOS por volta das 16:30 horas. Encontro LUCINDA atrapalhada com a visita da RENATA, ainda com o braço engessado, e sua filha MARYA LUIZA.

Em uma noite especial para rever os amigos e se emocionar, o TENENTE-CORONEL SÉRGIO LUIZ TRATZ foi homenageado com o título de CIDADÃO PAULISTANO em solenidade realizada no auditório do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), uma iniciativa do vereador RICARDO TEIXEIRA, proponente da homenagem. O ex-comandante do CPOR/SP recebeu o carinho de todos aqueles que admiraram seu trabalho desenvolvido durante dois anos, quando esteve à testa desta importante instituição de ensino militar do Exército brasileiro. Entre os presentes: CORONEL MARCELO ANTÔNIO NEVES, atual Comandante do CPOR/SP; ÍTALO MIRANDA JÚNIOR, Delegado-titular do 30º Distrito Policial e presidente do ROTARY CLUB DE SÃO PAULO-NORTE; JOÃO CARLOS DIAS, diretor-responsável pelo JORNAL SEMANÁRIO DA ZONA NORTE; CORONEL ÉDSON LUIZ DA ROSA, do Estado-Maior do COMANDO SUDESTE; RUI AUGUSTO MARTINS, conselheiro da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil; TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR, oficial do Estado-Maior do COMANDO SUDESTE; JOÃO E THEREZINHA CAMPOS DE FÁVARI

Morreu hoje, em SÃO PAULO, BENEDICTO FERRI DE BARROS, aos 88 anos. Jornalista, poeta, ensaísta e empresário, lecionou política e economia na USP e mercado de capitais na Escola de Administração de Empresas da FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Foi colaborador do jornal “O ESTADO” e do “JORNAL DA TARDE”. Casado, teve 3 filhos, 8 netos e 3 bisnetos.
Intelectual reconhecido, BARROS era membro da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS e da ACADEMIA INTERNACIONAL DE DIREITO E ECONOMIA. “Todos que o conheceram podem testemunhar que era um verdadeiro cavalheiro e distribuía generosidade. Para mim, BARROS foi um amigo de infância que conheci depois de velho”, disse o presidente da APL, JOSÉ RENATO NALINI. Ultimamente, o intelectual se dedicava ao estudo da ÉTICA, conta NALINI.
Homem de atividades tão distintas, o acadêmico também se destacou na área empresarial. Além de ser um dos maiores estudiosos brasileiros da cultura japonesa – foi correspondente cultural para o BRASIL da THE JAPAN FOUNDATION, em 1987, e o ganhador de um prêmio de jornalismo concedido pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CULTURA JAPONESA – atuou durante 48 anos na área financeira, imobiliária e na montagem de projetos empresariais. Foi membro do Centro de Estudos Políticos e Sociais da Associação Comercial de São Paulo, Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (ABAMEC), Conselho Consultivo do Instituto Liberal de São Paulo e fundador e primeiro presidente da Associação Nacional dos Agentes Autônomos de Investimentos (ANAAI).”Ele sempre foi um dos expoentes de nossa cultura. Foi um grande brasileiro e eu nunca perdia seus artigos”, disse o presidente da Academia Internacional de Direito e Economia, RUY PRADO.
Para o advogado tributarista e ex-presidente da APL, IVES GANDRA MARTINS, BARROS era um ponto de convergência para os outros escritores dentro da academia. “Era um excelente poeta, grande conhecedor de economia e cidadão de vocação liberal”, afirma.
O corpo do intelectual está sendo velado na sede da APL, centro de SÃO PAULO. O enterro será amanhã, às 10 horas, no Cemitério do ARAÇÁ.   

O prefeito GILBERTO KASSAB subiu 9 pontos em duas semanas e alcançou o ex-governador GERALDO ALCKMIN que oscilou 1 ponto para menos –agora, os dois têm 21% das intenções de voto dos eleitores paulistanos, revela pesquisa IBOPE contratada pelo jornal “O ESTADO” e pela TV GLOBO. A ascensão de KASSAB contrasta com uma nova queda na intenção de voto da candidata MARTA SUPLICY, que perdeu 4 pontos percentuais e agora tem 35%.

O relator da ONU para o direito dos povos indígenas, JAMES ANAYA, revelou ao jornal “O ESTADO”, em GENEBRA, que foi impedido de se encontrar com os ministros do Supremo Tribunal Federal em sua recente visita ao BRASIL. “Pedi um encontro com eles (ministros), mas foi negado. Até hoje não sei bem por quê”, afirmou ANAYA. Ele reconheceu, contudo, que o encontro teria sido polêmico.
O ministro do STF, CARLOS AYRES BRITTO, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral reagiu. “Entendo que o BRASIL não precisa, para proteger seus índios, da ONU e das ONGS estrangeiras, porque a Constituição já o faz melhor do que qualquer outra do mundo. Basta cumprir a Constituição para que as etnias indígenas tenham reconhecido seu extraordinário valor” disse ele, em BRASÍLIA. No dia 27 de agosto, o relator votou pela homologação da reserva e rejeitou os argumentos contrários à demarcação em área contínua. Em seguida a seu voto, contudo, o ministro CARLOS MENEZES DIREITO pediu vistas do processo e o julgamento foi suspenso.

O embarque de mil fuzileiros navais deu a partida hoje para a OPERAÇÃO ATLÂNTICO, que reúne a MARINHA, o EXÉRCITO e a AERONÁUTICA num exercício combinado. O objetivo da ação conjunta é melhorar o esquema de proteção da costa brasileira que concentra a produção petrolífera.
Pela primeira vez, a operação, que já foi feita no litoral do RIO e do ESPÍRITO SANTO, alcançará também a costa de SÃO PAULO, abrangendo a região onde foram descobertas novas reservas da camada pré-sal.
De acordo com o ALMIRANTE ADLANDER SANTOS, comandante da operação, a extensão do exercício já estava planejada, mas atende ao novo desafio do BRASIL de manter a segurança nessas áreas. “Foi uma feliz coincidência”, disse ADLANDER. O almirante informou que o exercício tem, entre suas metas, a de evidenciar a força bélica brasileira e a capacidade de patrulhar o que a MARINHA chama de “AMAZÔNIA AZUL”, a faixa de 3,5 milhões de quilômetros quadrados que compreende todo o litoral do país.
ADLANDER reconheceu que a reativação da QUARTA FROTA da MARINHA dos ESTADOS UNIDOS para atuar no ATLÂNTICO SUL merece a atenção do BRASIL, mas negou grande preocupação. “Não me preocupo com a QUARTA FROTA. Vejo como uma reorganização administrativa”, afirmou. “Ela não tem meios permanentes. Vai servir para a realização de exercícios na região, até mesmo com a MARINHA brasileira”.
O comandante também minimizou as manobras da VENEZUELA com a MARINHA russa. “Isso é um problema venezuelano. Talvez, mais um desafio do nosso companheiro HUGO CHÁVEZ (aos ESTADOS UNIDOS)”.
A operação, que vai até o dia 26, envolve uma situação hipotética de disputa entre dois países fictícios por um campo petrolífero na altura do ESPÍRITO SANTO, onde se iniciaram recentemente as prospecções no campo de JUBARTE na camada pré-sal. A região seria a fronteira dos países verde (no caso, o BRASIL) e amarelo (que seria o inimigo). A MARINHA empregará sua esquadra e três submarinos. Esses últimos serão usados pelos “inimigos” para atacar a esquadra. Na semana que vem, está previsto um ataque anfíbio dos fuzileiros no litoral capixaba, na praia de ITAOCA.     

A extradição de JUAN CARLOS RAMÍREZ ABADÍA, entregue à Justiça dos ESTADOS UNIDOS no dia 23 de agosto, foi antecipada e precedida de um acordo em que o megatraficante colombiano se comprometeu a revelar supostos planos do traficante brasileiro LUIZ FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR, para tentar fugir do presídio de segurança máxima de CAMPO GRANDE (MS). O esquema veio à tona no início do mês passado, quando a Polícia Federal desencadeou a OPERAÇÃO X. Depois de ter sido achacado por agentes da Policia Civil de São Paulo, ABADÍA temia ser morto e pediu que o governo brasileiro antecipasse sua extradição. Começou a pedir pressa na extradição depois que, no dia 13 de abril, o presídio de CAMPO GRANDE ficou debaixo de um tiroteio por 15 minutos envolvendo um grupo armado e os agentes penitenciários. Os achaques a ABADÍA e toda a quadrilha dele levaram o Ministério da Justiça a concordar que para o BRASIL era melhor extraditá-lo para os ESTADOS UNIDOS.

Quatro ladrões mantiveram nove pessoas reféns por quase seis horas em ITAPEVI, entre a noite de quinta-feira e a madrugada de hoje. Durante a negociação, os bandidos beberam vinho e até se revezaram para tomar banho. Quando o bando invadiu a casa, o dono do imóvel pulou um muro e avisou a PM, que cercou o local. Sete dos reféns eram da mesma família e dois, um casal de amigos. Todos só foram libertados quando uma equipe de TV pôde acompanhar a rendição do bando – uma das exigências dos assaltantes.

Hoje, na reconstituição da morte dos irmãos JOÃO VÍTOR DOS SANTOS RODRIGUES, de 13 anos, e IGOR GIOVANI DOS SANTOS RODRIGUES, de 12 anos, assassinados no último dia 5 pelo pai, o vigilante noturno JOÃO ALEXANDRE RODRIGUES, de 40 anos, e a madrasta, a dona-de-casa ELIANE APARECIDA ANTUNES RODRIGUES, de 36, em RIBEIRÃO PIRES, ABC, a polícia encontrou mais partes dos corpos dos meninos, que depois de mortos foram queimados e esquartejados.

A Justiça paulista decidiu manter presos os nove supostos integrantes da facção PCC que haviam conseguido, na última terça-feira, dia 9, um hábeas corpus no Supremo Tribunal Federal. O grupo, conhecido como “tropa de choque”, é suspeito de planejar, em 2004, uma megaoperação para libertar 1.279 detentos que estavam em FRANCO DA ROCHA. Os presos foram beneficiados pelo STF porque, após quatro anos de prisão, eles ainda não foram ouvidos em juízo. Não houve sequer escolta policial para levá-los ao fórum. Com isso, no entender do STF, houve excesso de prazo na permanência do grupo na prisão à espera de um julgamento. Em nota, o governo estadual afirmou ontem que as provas do processo foram produzidas em 2006 e que, depois disso, não houve necessidade dos presos irem ao fórum. Hoje à noite, a juíza TATIANE MOREIRA LIMA WICKHALDER, da 1ª Vara Judicial de FRANCISCO MORATO, decretou a prisão preventiva dos acusados. De acordo com a magistrada, a prisão preventiva foi decretada para que haja “manutenção da ordem pública, devido à alta periculosidade dos acusados”.

A comissão sindicante especial instituída pelo Hospital das Clínicas de São Paulo decidiu demitir, por justa causa, o ex-diretor WALDEMIR REZENDE. No ano passado, o ginecologista, que ainda trabalha no hospital, revelou os casos de irregularidades e roubos no complexo em seu livro “ESTAÇÃO CLÍNICAS – OS BASTIDORES DO MAIOR HOSPITAL PÚBLICO DA AMÉRICA LATINA”. A decisão será publicada no Diário Oficial de amanhã.

Um funcionário da ITAPEMIRIM CARGA morreu hoje pela manhã em um acidente ocorrido na avenida TIRADENTES, em GUARULHOS, sentido centro-bairro. RONE ROQUE MATIAS, de 32 anos, era passageiro de um MERIVA que capotou várias vezes após o motorista perder o controle da direção e bater o veículo contra uma árvore, quase defronte a loja MERCADOCAR. A via ficou interditada até a chegada da perícia técnica e só foi liberada depois das 9:30 horas.
MATIAS estava com os amigos TIAGO GIL DE MELLO, de 24 anos, e com o analista de sistemas PAULO ROBERTO DE SOUZA LIMA, de 25 anos, que guiava o automóvel. Os amigos, que seriam colegas da FACULDADE TORRICELLI, onde MATIAS estudava, teriam saído na noite desta quinta-feira para se divertir. MATIAS cursava o 3º período de administração de empresas na Faculdade e era solteiro. Não tinha parentes em GUARULHOS, por isso, funcionários da empresa tiveram de liberar o corpo, que será transladado para sua terra natal, distante 134 km da capital do Estado, VITÓRIA. A empresa também disponibilizará um ônibus para amigos e colegas participarem do funeral no ESPÍRITO SANTO.

De uma hora para outra, a vida deles mudou. A família KIDA passava férias em CANCÚN, no MÉXICO, quando foi atropelada por um carro arremessado por um caminhão em alta velocidade, ao atravessar a rua em frente ao hotel, em 26 de julho. A mãe, SUELI, morreu na hora e a filha, BIANCA, teve diversos ferimentos graves. WILSON, o pai, sofreu ferimentos leves e o filho, WILLIAN, foi o único que escapou ileso. “Apaguei e acordei debaixo do carro, com o pneu no rosto”, contou BIANCA KIDA, de 17 anos. Depois de duas semanas em um hospital no MÉXICO, quatro cirurgias e a volta ao BRASIL, BIANCA e a família tentam retomar a rotina. “Tivemos muitos anjos da guarda”, conta WILSON KIDA, de 52 anos. “Não estamos conformados, mas estamos bem confortados”, afirma.   

Em sua primeira visita à FRANÇA desde o início de seu pontificado, há cerca de três anos e meio, o PAPA BENTO XVI pediu hoje um lugar para a Igreja nas decisões de Estado. A reivindicação foi feita no Palácio do Eliseu e aplaudida pelo presidente francês, NICOLAS SARKOZY, que por sua vez pregou uma nova relação entre o Estado e a Igreja – que denomina “laicidade positiva”. SARKOZY declarou que “se privar das religiões seria uma loucura” e convidou-as ao diálogo em temas como genética. Para tanto, impôs uma condição: o respeito à tradição judaico-cristã da EUROPA. “Não nos consideramos melhores do que ninguém, mas assumimos nossas raízes cristãs”. Em seu discurso, falado em francês fluente, BENTO XVI lamentou a hegemonia da ciência sobre a religião, destacou seu papel insubstituível para formar as consciências e pediu um lugar para a fé nas decisões públicas, reafirmando “a contribuição que ela pode dar à criação de um consenso ético fundamental na sociedade”.
Horas depois, em discurso no COLÉGIO DOS BERNARDINOS para 700 intelectuais, entre escritores, jornalistas, filósofos, artistas e políticos convidados, o PAPA reconheceu que “para muitos, DEUS é um grande desconhecido”. A seguir, criticou a “cultura puramente positivista” além de alertar contra o “fanatismo fundamentalista”. 

A crise na BOLÍVIA assumiu hoje proporções regionais. O conflito começou a se internacionalizar na quarta-feira, dia 10, depois que o presidente boliviano, EVO MORALEZ, acusou os ESTADOS UNIDOS de ajudar a oposição do seu país e declarou persona non grata o embaixador americano em LA PAZ. O venezuelano HUGO CHÁVEZ fez o mesmo “em solidariedade” à BOLÍVIA; e HONDURAS suspendeu a recepção das credenciais do novo representante americano no país. Em represália, os ESTADOS UNIDOS resolveram hoje mandar de volta para casa o embaixador venezuelano em WASHINGTON. O boliviano também já está a caminho de LA PAZ. BRASIL e ARGENTINA – diretamente afetados pelos cortes no envio do gás boliviano – uniram-se a COLÔMBIA e CHILE para tentar mediar a crise entre o governo e a oposição boliviana, mas a intermediação foi rejeitada por EVO. Ao mesmo tempo, o Exército da BOLÍVIA também rejeitou a “intromissão” de CHÁVEZ, que havia oferecido ajuda militar a grupos armados aliados a EVO. Todo o transbordamento da crise ocorre num momento delicado nas relações entre os ESTADOS UNIDOS e seus vizinhos do sul. A RÚSSIA quer estreitar os laços com CUBA e VENEZUELA e enviou aviões e navios para fazerem exercícios militares no CARIBE. Dois bombardeiros chegaram na quarta-feira, dia 10, à base de LIBERTADORES, na VENEZUELA. “É uma mensagem ao império”, ameaçou CHÁVEZ.
Os ESTADOS UNIDOS anunciaram hoje o congelamento dos bens de três autoridades venezuelanas acusadas de dar dinheiro à guerrilha FARC e expulsaram do país o embaixador da VENEZUELA em WASHINGTON, BERNARDO ALVAREZ HERRERA, abalando ainda mais as relações com CARACAS. Os bens bloqueados pertencem ao ex-ministro do Interior e Justiça, RAMÓN RODRÍGUEZ CHACÍN, e aos chefes da agência de inteligência militar e da polícia secreta venezuelanos – respectivamente, HUGO ARMANDO CARVAJAL e HENRY DE JESÚS RANGEL SILVA. Os três são acusados de fornecer armas e drogas às FARC, grupo com o qual o governo venezuelano diz ter afinidade ideológica e considerado terrorista nos ESTADOS UNIDOS. Já a decisão de expulsar o embaixador foi uma retaliação pelo fato de, ontem, o presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, ter dado ao embaixador americano em CARACAS, PATRICK DUDDY, 72 horas para deixar o país.
As Forças Armadas da BOLÍVIA recusaram hoje eventuais “intromissões externas” nos assuntos do país. O anúncio foi feito em resposta à declaração do presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, que ontem ameaçou apoiar grupos armados na BOLÍVIA caso as manifestações da oposição derrubassem o presidente EVO MORALES. O Exército ainda advertiu que não vai mais tolerar os “radicais” que promovem a violência no país.
O governo elevou hoje para 14 o número de mortos nos confrontos entre a oposição e partidários de EVO na quinta-feira no Departamento de PANDO, na região amazônica.

O furacão IKE, com ventos de 165 km/hora, aproximou-se hoje da costa do TEXAS, nos EUA, adernando um cargueiro de quase 200 metros como se fosse um brinquedo e ameaçando os diques que protegem cidades litorâneas. Apesar de ainda estar a 320 quilômetros da costa, o ciclone já provocava ondas de quase 5 metros que inundaram a ILHA DE GALVESTON. O IKE deveria atingir o continente na madrugada do dia 13. Diante do risco de o mar invadir a costa, autoridades ordenaram que a população fugisse, advertindo que quem ficasse enfrentaria “morte certa”. O furacão pode ser o pior a atingir o TEXAS em 50 anos.
Dezenas de milhares de moradores deixaram as regiões que estão na rota do IKE – onde vivem 3,5 milhões de pessoas. Apenas nos arredores de HOUSTON, cerca de 200 mil moradores já saíram de suas casas.
Mais da metade da comunidade de SURFSIDE, em GALVESTON, estava debaixo d´água na manhã de hoje. As ondas de até 5 metros de altura assustaram TONY e JENNIFER MUÑOZ, que foram à praia tirar fotos do fenômeno, mas logo perceberam que aquela não era uma boa idéia. “Começamos a ver a água atingir as ruas, mas de repente as ondas ficaram altas demais. Já passei por tempestades antes, mas nada como isso. Estamos indo embora agora mesmo”, disse TONY.   

2 009      :      -         SÁBADO
O DIÁRIO OFICIAL DE 12SET2009 PUBLICA PROMOÇÕES DE TENENTES-CORONÉIS AO POSTO DE CORONEL
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
Decretos de 11-9-2009
Promovendo, a contar da publicação do ato, nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, por merecimento, os Tenentes-Coronéis PM 810322-4 Walter Gomes Mota, do 11º BPM/I e 790572-6 José Luís Martins Navarro, do 3º BPChq.
O CORONEL PM WÁLTER GOMES MOTA nasceu em 27 de maio de 1963. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1981. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1983. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1984; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1987. Não tenho a data de sua promoção a CAPITÃO. Foi promovido a MAJOR em 15 de dezembro de 2004. TENENTE-CORONEL em 29 de novembro de 2008.
O CORONEL PM JOSÉ LUÍS MARTINS NAVARRO nasceu em 25 de novembro de 1961. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1983. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1984; 1º TENENTE – 24 de maio de 1988. Só tenho a sua promoção a TENENTE-CORONEL – 29 de novembro de 2008. 
Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção:
o Coronel 810322-4 Walter Gomes Mota, no Comando de Policiamento do Interior-1 (CPI-1; o Coronel o Ten Cel PM 790572-6 José Luís Martins Navarro, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-6 (CPA/M-6).
Transferindo, por conveniência do serviço, o Cel PM 800978-3 Marly Moreno, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana-6 (CPA/M-6) para o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM)

Nesta manhã, por volta das 9 horas, estou chegando no GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO, na Rua SÃO JOAQUIM. No 1º andar, no TEMPLO PIRATININGA, juntamente com o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC GINO STRUFFALDI e o nosso Diretor de Comunicação Social vamos assistir uma importante palestra do vereador ANTÔNIO GOULART sobre o seu empenho, como maçom, na vida pública. Mais tarde, para complementar os dados em minhas memórias, junto a mensagem transmitida pela rede colméia, além de assistir dezenas de imagens tiradas durante toda a solenidade.  
12/09/2009 de www.redecolmeia.com.br
A Augusta e Respeitável Loja Simbólica L´Aquila Romana - nº 3365, fez Sessão Magna Pública de Palestra e Homenagem a se realizar no dia 12 de Setembro de 2009 as 9:30h, no Templo Piratininga, no Palácio Maçônico do Grande Oriente de São Paulo, sito à Rua São Joaquim, 457 no Bairro da Liberdade em São Paulo - Capital. Com o Palestrante nosso Irmão e Vereador dos mais votados por São Paulo: "ANTONIO GOULART". Com o tema: "SER UM MAÇOM NA VIDA PÚBLICA" Coordenada pelo Venerável Mestre: Claudio Auricchio Turi, e com a presença dos Grãos-Mestres e seus adjuntos das potências do Grande Oriente de São Paulo Mário Sergio Nunes da Costa e Grande Oriente Paulista José Maria, alem das autoridades José Carletti Jr., Fernando Tullio Colacioppo Sobrinho, José Moretzsohn de Castro, Mário Mariano Machado, Pedro Mário Fávero, Paulo Gonçalves Peres.
Nosso Diretor de Comunicação Social, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, fez o seguinte pronunciamento, após a entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA para o vereador ANTÔNIO GOULART:
A Augusta e Respeitável Loja Simbólica L’Aqüla Romana, foi fundada com a finalidade de fazer pesquisas, além das inerentes a todas as lojas maçônicas, aquelas referentes a tudo que se relacione com a Itália, ou seja, sua história, sua cultura, seu povo, suas conquistas, suas vitórias, seus problemas, seus costumes.
Por outro lado, a Sociedade Veteranos de 32, da qual sou Diretor, teve hoje a honra de condecorar, com a Medalha Constitucionalista, o emérito maçom Antonio Goulart, conceituado vereador  da Capital, ainda dentro das comemorações do  septuagésimo sétimo aniversário da gloriosa Revolução Constitucionalista de 32, de vez que as hostilidades cessaram em 2 de outubro.                  

Por isso, está dentro do contexto não só prestarmos homenagem à Revolução, mas também à operosa comunidade italiana, representada por esta loja. Numa pesquisa feita no livro “Cruzes Paulistas”, onde são indicados os nomes de 520 mortos em combate, apenas parte do total,  foram encontrados dezoito por cento de nomes italianos. Se considerarmos os filhos de mães italianas, que geralmente não transferem o sobrenome, chegaremos a 20 por cento e teremos mais de duzentos mortos descendentes de italianos de primeira geração, tendo-se  em consideração  que o total de mortos foi superior a mil.

Assim, farei a leitura do magnífico poema “Os Jovens de 32”, de Paulo Bonfim, o poeta da revolução e, depois disso, o combatente Gino Struffaldi, obreiro desta Loja, dirá de memória o mesmo poema, em versão para o italiano, de sua autoria e aprovada pelo próprio poeta.

OS JOVENS DE  32 – De Paulo Bonfim

Onde estais com vossos ponchos,     
Os fuzis sem munição,
Os capacetes de aço,                 
Os trilhos do trem blindado,
O lema de vossas vidas
A saga de vossos passos,
Óh! Jovens de 32 ?

Em que ossário a vossa audácia             
Fala aos que dormem por fuga?                       
Em que campo a vossa morte
Clama aos que morrem em vida?        
Em que luta o vosso luto
Amortalha os tempos novos?                        
Óh! Jovens de 32 ?                       

Voltai daquelas trincheiras,
Voltai do vosso martírio,
Voltai com os vossos ideais,
Voltai com o sangue que destes,
Voltai com os brios de julho,
Voltai ao solo ocupado,
Voltai à causa esquecida,
Voltai à terra traída,
Voltai, apenas voltai,
Óh! Jovens de 32.
São Paulo, 12-09-2009

Retornando para casa, por volta das 14 horas, almoço e descanso. Em seguida percebo em minha caixa de mensagens um volume grande de correspondência eletrônica. Levo horas para organizar tudo.
Um desses e-mail é do GABRIEL, estudante de BRASÍLIA:
RESPOSTA A UMA MENSAGEM DO GABRIEL
ESTIMADO GABRIEL

Dá para escrever um livro sobre as suas perguntas, mas procurarei ser conciso e explícito ao máximo:
Atualmente há cerca de 300 associados ativos (alguns pensam que são ativos, mas não são, principalmente porque não comparecem ao MMDC). Cada um pagaria quinze reais por mês. No entanto 40% "esquecem" de cumprir essa obrigação estatutária. Não temos outros recursos financeiros.
Com o dinheiro arrecadado pagamos a nossa única funcionária além de outros deveres financeiros (luz, água, taxas de sinistro, e obrigações trabalhistas), praticamente zerando a contabilidade. 
As reuniões são mensais, além das extraordinárias, como tivemos ontem, abrangendo uma outra pergunta sua. 
A Diretoria Executiva decidiu em reunião extraordinária, ontem, que o Museu "MARIA SOLDADO", onde se encontra o acervo histórico do Monumento Revolucionário de 1932, passe a ser parte integrante, em comodato, com o Museu de História de São Paulo, que deverá ser inaugurado em março de 2010. Essa nossa decisão, por unanimidade da Diretoria, sobe agora para o Conselho Deliberativo, que se reunirá na próxima segunda-feira, dia 14. Também ontem a Sociedade foi aquinhoada com os novos móveis, doados pelo Tribunal de Justiça, propiciando a criação de um auditório e dando um aspecto mais saudável para a nossa sede. De 18 de dezembro de 2008 até maio deste ano sofremos uma grande reforma na Sociedade, proporcionada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo (o prédio é da Prefeitura, mas essa reforma foi a pedido do Presidente do Tribunal de Justiça, em conversa com o Prefeito);
Nossas próximas atividades são: já na segunda-feira o desenho do estudo para a reinauguração das novas dependências da Sociedade. Faltam alguns recursos (DATA-SHOW, alguns computadores em substituição aos "velhinhos", a entronização da imagem de SANTO EXPEDITO, o santo das causas impossíveis (pois tudo que está sendo realizado nos dias de hoje é resultado de um verdadeiro milagre). A criação dos núcleos GUILHERME DE ALMEIDA na Distrital Sudoeste e IBRAHIM NOBRE na Distrital SANTANA, em parceria com a Associação Comercial (também na segunda-feira estaremos reunidos com a Comissão Cívica e Cultural da AC, a qual fazemos parte desde 2002).
A realização do 77º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista em 2 de outubro, no OBELISCO, a partir das 9 horas, é também uma das nossas próximas atividades.
Estamos estudando as monografias elaboradas pelos cadetes, por iniciativa do nosso núcleo "CADETE RUYTEMBERG ROCHA", para premiação dos três melhores trabalhos, também em outubro. Nosso núcleo da LAPA vai comemorar os 77 anos do término da Revolução no dia 5 de outubro.
Receberemos na semana que vem os trabalhos escolares sobre o tema da Revolução, objeto principal dos cuidados do nosso núcleo de SAO MIGUEL. Os melhores trabalhos serão também premiados ainda este mês.
Nossos núcleos "MMDC ROMÃO GOMES" e "SUDOESTE PAULISTA" (região de ITAPEVA, ITARARÉ, BURI, e outras cidades) também farão solenidades referentes ao término da revolução. Receberemos a visita da Diretoria Executiva do núcleo de SAO JOSÉ DO RIO PRETO na próxima quinta-feira para exposição de suas atividades. 
Vários diretores têm se empenhado em palestras ao longo dos meses de agosto e setembro, sobre temas da Revolução, da Pátria e do que pretendemos fazer para dignificar a EPOPÉIA DE 32. 
Devo ter esquecido uma serie de atividades em andamento, mas posso citar duas: A CONSERVAÇÃO DO NOME DO TÚNEL 9 DE JULHO, espoliado pela ex-prefeita MARTA SUPLICY, que pisou na história do BRASIL em trocar o nome do túnel, inaugurado pelo próprio GETULIO VARGAS em 1938 (ela naturalmente desconhece a história, para fazer uma barbaridade dessas). Ganhamos essa parada na Justiça, em 1ª Instância. A Prefeitura "esperneou" e o processo subiu para a 2ª Instância, onde "dorme" a dois anos e meio. O outro motivo, também uma ofensa à história, também por ignorância é a troca da sigla MMDC na tentativa espúria de se colocar o "A" do ALVARENGA. O desconhecimento da história é total nesse episódio. Foram onze as pessoas feridas naquela madrugada de 23 para 24 de maio (é só consultar os jornais da época).; Além do mais, antes de ALVARENGA morreu AMADEO (nome citado pelo historiador PAULO NOGUEIRA em seu meticuloso trabalho sobre a Revolução - A GUERRA CÍVICA 1932 - no quarto volume INSURREIÇÃO CIVIL. Mais ainda, há o decreto de 10 de agosto de 1932, do governador PEDRO DE TOLEDO, criando o MMDC. Também MMDC é marca registrada que não pode ser modificada a bel prazer de políticos que desconhecem a nossa história. 
CARÍSSIMO GABRIEL
Cumprimento-o pelo seu interesse. Dia 30 próximo estaremos reunidos para comemorar o "DIA DOS ANIVERSARIANTES" e reitero o convite para participar da nossa confraternização. Iremos também pré-reinaugurar a nossa sede. Sua presença irá, sem dúvida, enaltecer o nosso esforço na conservação desse episódio tão comovente da história brasileira. Desculpe os erros por ventura cometidos, não pelo ventura porque são involuntários, não intencionais.
2009/9/12 Gabriel Castro
Coronel Ventura, tudo bem?
Se o senhor puder me ajudar, gostaria de algumas respostas sobre a Sociedade de Veteranos. Estou fazendo o curso de jornalismo aplicado do Estadão, e o tema de minha reportagem é justamente o MMDC.
Quantos membros ativos tem a Sociedade na capital?
Quem paga o salário da Marinei? De onde vêm os recursos?
Qual a periodicidade das reuniões da diretoria?
Em que está trabalhando a diretoria no momento? Qual a proxima atividade?
Há algum tipo de acervo no prédio? um abraço, Gabriel Castro

O treino que definiu o grid do GP DA ITÁLIA, em MONZA, confirmou o que já se suspeitava: outra vez a ordem de forças mudou. LEWIS HAMILTON, da McLAREN, vai largar na frente, com ADRIAN SUTIL, da FORCE INDIA, em segundo e KIMI RAIKKONEN, da FERRARI, em terceiro. RUBENS BARRICHELLO sai em quinto, com o parceiro JENSON BUTTON em sexto.

A chuva deu uma pequena trégua e o espanhol RAFAEL NADAL voltou hoje à quadra para terminar a partida contra o chileno FERNANDO GONZÁLEZ, pelas quartas de final do US OPEN, o último GRAND SLAM do ano. NADAL fechou o duelo por 3 a 0. O espanhol, o novo número 2 da ATP, contou com muitos erros do chileno para vencer fácil o último set. NADAL vai pegar amanhã na semifinal o argentino JUAN MARTIN DEL POTRO. Na outra semifinal, o suíço ROGER FEDERER enfrentará o sérvio NOVAK DJOKOVIC.

O SÃO PAULO sofreu, mas conseguiu derrotar o AVAÍ por 2 a 0, nesta noite, no MORUMBI. Com o triunfo – o décimo primeiro em 17 jogos sob o comando do técnico RICARDO GOMES – o TRICOLOR colocou pressão sobre o PALMEIRAS e INTERNACIONAL, que jogam amanhã pelo CAMPEONATO BRASILEIRO. Os são-paulinos chegaram aos 43 pontos na tabela de classificação, um atrás do líder VERDÃO e colado no COLORADO,que ocupa o segundo lugar apenas pelo número de vitórias.
Morreu hoje de madrugada, no RIO, o acadêmico ANTÔNIO OLINTO. Ele tinha 90 anos e estava em seu apartamento, em COPACABANA. Escritor, crítico literário, ensaísta e ex-adido cultural brasileiro em LAGOS (NIGÉRIA) e em LONDRES. OLINTO ocupava havia exatamente 12 anos a cadeira de número 8 da Academia Brasileira de Letras, que até então era de ANTÔNIO CALLADO. O corpo foi velado na ABL, para o sepultamento no MAUSOLÉU ACADÊMICO, no cemitério SÃO JOÃO BATISTA. Ele teve falência múltipla dos órgãos.
OLINTO tinha prazer de freqüentar as sessões da ABL, de organizar seminários e de viajar para participar de conferências no mundo falando sobre cultura brasileira, de SEUL, na CORÉIA DO SUL, a ABIDJAN, na COSTA DO MARFIM. É descrito pelos colegas como um acadêmico muito entusiasmado.
A idade avançada não o impediu de desfilar duas vezes no SAMBÓDROMO – em 2007, pela MANGUEIRA, quando houve homenagem para a escola da Língua Portuguesa, e este ano pela MOCIDADE, cujo enredo eram MACHADO DE ASSIS E GUIMARÃES ROSA. “OLINTO foi uma das pessoas mais aplaudidas pelo público”, contou o presidente da ABL, CÍCERO SANDRONI, que estava com ele no carro alegórico, no último carnaval.
Os dois eram amigos e companheiros de trabalho desde os anos 1950, quando OLINTO atuava como crítico literário. Foi nesta década que ele se casou com a escritora e jornalista ZORA SELJAN, que trabalhava, então, como crítica de teatro. OLINTO foi, em 1962, nomeado adido cultural do BRASIL em LAGOS. Ele percorreu parte do continente em busca do estreitamento dos laços entre o BRASIL e o continente africano.
A cultura local inspirou naquela que é considerada sua fase mais importante, a da trilogia A CASA DA ÁGUA, O REI DO KETO e TRONO DE VIDRO, com traduções para 19 idiomas. “Ele era um farol brasileiro voltado para a ÁFRICA”, apontou o imortal MARCOS VILAÇA. A última publicação de OLINTO saiu em 2002, uma biografia de ARY BARROSO. Ele também era pintor e chegou a fazer exposição em 2003.
OLINTO (ANTÔNIO OLYNTHO MARQUES DA ROCHA) era mineiro de UBÁ. Não teve filhos. Ficou viúvo em 2006, quando contava 50 anos de casamento. Desde então, abateu-se, embora mantivesse suas atividades na ABL. Em março, teve problemas de saúde e foi internado, mas voltou para casa, onde contava com a ajuda de uma secretária.
As cadeiras da ABL estão todas ocupadas desde novembro de 2008, quando o jornalista LUIZ PAULO HORTA tomou posse. Ele sucedeu ZÉLIA GATTAI, que morrera seis meses antes. Uma candidata que chegou a disputar com HORTA, mas retirou sua candidatura no início do processo, pode vir a participar da eleição para a cadeira de OLINTO: a professora CLEONICE BERARDINELLI, especializada em literatura portuguesa. A vaga será oficialmente declarada aberta na próxima quinta-feira, dia 17, ao fim da Sessão da Saudade.

O ator FÁBIO ASSUNÇÃO, de 38 anos, disse que se tornou um dependente químico e achou que poderia administrar o uso das drogas com o trabalho. A declaração foi feita durante entrevista exclusiva à jornalista PATRÍCIA POETA, que irá ao ar no “FANTÁSTICO” na noite do domingo, 13 de setembro. A entrevista foi a primeira que o artista concedeu desde que se afastou da novela “NEGÓCIO DA CHINA”, há dez meses, para se tratar do vício da droga.
O problema dele com as drogas se tornou público em 2007. O ator, que estava no elenco de “PARAÍSO TROPICAL”, chegava atrasado nas gravações, sofria mal-estar e normalmente esquecia o texto de algumas cenas. Em fevereiro de 2008, o galã se envolveu num caso de polícia ao ser flagrado com um traficante de drogas num flat em SÃO PAULO. À polícia, admitiu ser usuário de cocaína, e foi liberado.

DANIELA SARAHYBA, de 25 anos, foi assaltada por dois motoqueiros na tarde de ontem, próximo à Rua ESTADOS UNIDOS, nos JARDINS. Os bandidos a abordaram dentro de um táxi e fugiram levando o iPHONE e o relógio da modelo carioca.

O dono de uma tapeçaria morreu ontem à noite após ser baleado durante um assalto na VILA BORGES, zona oeste da capital. ROBERTO TRAJANO RODRIGUES, de 44 anos, fechava a loja quando foi surpreendido por um homem armado. O filho, de 6 anos, assistiu RODRIGUES ser atingido no abdômen. Levado ao hospital, ele morreu durante uma cirurgia.

Conservadores lotaram hoje a Avenida PENSILVÂNIA, em WASHINGTON, e a entrada do CAPITÓLIO na maior manifestação já realizada contra o governo do presidente BARACK OBAMA. O movimento é o resultado de uma série de pequenos protestos realizados ao longo dos últimos meses.
Os descontentamentos começaram como oposição à política de universalização da saúde, em debate no Congresso, e se transformaram em crítica à “superexpansão” do governo.
Manifestantes das mais diversas partes do país empunhavam bandeiras americanas e cartazes onde se liam as causas de suas frustrações com o governo. E elas iam além da legislação de saúde, passando por reivindicações de redução de impostos e diminuição da máquina pública.
O presidente OBAMA sobrevoou a manifestação ao seguir para MINNESOTA, onde participou de um debate público sobre a sua política de saúde.  

O agrônomo americano NORMAN BORLAUG, vencedor do Prêmio NOBEL DA PAZ em 1970, morreu de câncer, aos 95 anos, em DALLAS. BORLAUG criou na década de 1960 novas técnicas agrícolas que ajudaram no combate à fome no mundo. A técnica lhe rendeu o apelido de “pai da revolução verde”. “NORMAN BORLAUG foi o homem que mais salvou vidas na história da humanidade”, disse JOSETTE SHEERAN, diretora do Programa Mundial de Alimentos das NAÇÕES UNIDAS. O agrônomo desenvolveu variedades de trigo com maior rendimento e mais resistentes a doenças, que permitiram aumentar a produção agrícola na AMÉRICA LATINA e ÁSIA.
BORLAUG nasceu em 1914 em IOWA, nos ESTADOS UNIDOS. Estudou na Universidade de MINNESOTA e trabalhou no Serviço Florestal dos EUA.
Foi em 1944, com a ajuda de pesquisadores mexicanos, que o agrônomo começou a desenvolver uma nova variedade de trigo com rendimento até três vezes superior ao que existia à época. O alimento foi utilizado na ÍNDIA e no PAQUISTÃO – naqueles países, segundo BORLAUG, a produção de trigo duplicou entre os anos de 1965 e 1970. Com o êxito, o trigo foi levado a AMÉRICA LATINA, ÁFRICA e ORIENTE MÉDIO. “Sua dedicação total à erradicação da fome revolucionou a segurança alimentar de milhões de pessoas em muitos países”, lembra JOSETTE SHEERAN.
Ao ganhar o PRÊMIO NOBEL DA PAZ, ele prometeu trabalhar no combate à fome por toda a sua vida. “A civilização como a conhecemos não poderia se desenvolver ou sobreviver sem comida suficiente”, declarou ele, à época, no discurso de aceitação do NOBEL.
O pesquisador também recebeu duas das maiores distinções dos EUA – a MEDALHA DA LIBERDADE, outorgada pelo presidente, e a MEDALHA DE OURO DO CONGRESSO – além de outras condecorações em vários países.
BORLAUG era defensor da manipulação genética e da biotecnologia. Também era professor emérito da Universidade TEXAS A&M, especializada em agronomia. “O público deve ser mais bem informado sobre a importância da biotecnologia na produção alimentar”, disse o pesquisador, em uma entrevista em 2002.

O fotógrafo francês WILLY RONIS morreu neste sábado, em PARIS, aos 99 anos. Contemporâneo de mestres como HENRI CARTIER-BRESSON e ROBERT DOISNEAU, RONIS estava muito doente e se deslocava em cadeira de rodas, embora ainda se mantivesse lúcido. Nascido em 1910 na capital francesa, ele participou do renascimento da imprensa ilustrada ao fim da SEGUNDA GUERRA na agência RAPHO, cuja assinatura era a fotografia humanística. RONIS ganhou fama nos ESTADOS UNIDOS quando seu trabalho começou a aparecer na revista LIFE e em exposições importantes no MUSEU DE ARTE MODERNA, na década de 1950. 

2 010      :     -       DOMINGO
Um domingo dedicado aos meus papéis. Pela manhã trabalho no computador. Os livros de minhas memórias de 2008 estão todos na hemeroteca VENTURA. Hoje levo o último de dezembro daquele ano. Leio os jornais O ESTADO DE SÃO PAULO, DIÁRIO DE SÃO PAULO e JORNAL DA TARDE. Passo para o computador os principais assuntos.     
Assisto nesta manhã o Grande Prêmio de Fórmula 1 da ITÁLIA:
LANCEPRESS! - Com uma atuação perfeita dos mecânicos da Ferrari no pit stop, Fernando Alonso levou a melhor num acirrado duelo com Jenson Button e venceu neste domingo o GP da Itália, para delírio da torcida da Ferrari em Monza. Com isso, o espanhol renasceu na briga pelo título, pois assumiu o terceiro lugar na tabela com 166 pontos, contra 187 de Mark Webber, sexto colocado e novo líder do Mundial graças ao abandono de Lewis Hamilton, que segue com 182. O brasileiro Felipe Massa fez uma boa corrida, seguindo Alonso e Button de perto, e subiu ao pódio na terceira posição. Também marcaram pontos Sebastian Vettel (Red Bull), em quarto, Nico Rosberg (Mercedes), em quinto, Nico Hulkenberg (Williams), em sétimo, Robert Kubica (Renault), em oitavo, Michael Schumacher (Mercedes), em nono, e Rubens Barrichello (Williams), em décimo.
Em relação aos demais brasileiros, Lucas di Grassi parou a três voltas da bandeirada e ainda assim ficou classificado em 20º e Bruno Senna outra vez completou poucas voltas no seu frágil Hispania. Button largou bem da segunda posição e, apesar de espremido pelo pole position Alonso, assumiu a liderança na freada para a primeira chicane. Massa também largou bem e chegou a colocar seu carro ao lado do espanhol, mas não conseguiu a ultrapassagem. Hamilton tentou se aproveitar para passar o brasileiro, mas acabou acertando a Ferrari e quebrou a roda dianteira direita, o que causou seu abandono. Já a dupla da Red Bull largou muito mal e ficou para trás. Button, Alonso e Massa imprimiram de cara um ritmo fortíssimo e se destacaram rapidamente de um pelotão que tinha Rosberg, Kubica, Hulkenberg, Vettel e Webber. Na 21ª volta, Vettel reportou um problema de motor aos boxes e foi ultrapassado facilmente por Webber, que saiu à caça de Hulkenberg sem sucesso inicial McLaren e Ferrari fizeram então um jogo de estratégia e espera pelo pit stop do adversário. Na 37ª volta, Button entrou para seu pit stop e Alonso parou na volta seguinte. A Ferrari trabalhou melhor na troca de pneus e o espanhol voltou na liderança após dividir a freada da primeira chicane com Button. Com um desempenho melhor, Alonso abriu uma segura vantagem de três segundos e não foi mais ameaçado, enquanto Massa também não pressionava Button. Já Webber, que passou Kubica no pit stop, voltou a pressionar Hulkenberg e, após ser seguidamente bloqueado, conseguiu bela ultrapassagem na freada para a segunda chicane, a quatro voltas do fim. Depois do problema inicial, Vettel conseguiu um ritmo estável e resolveu retardar ao máximo sua parada, já que os pneus macios tinham melhor rendimento do que os duros. Por isso, menos com uma potência um pouco inferior, o alemão conseguiu manter a quarta colocação após o pit stop feito na abertura da última volta, já que Rosberg e Webber já não tinham o mesmo ritmo. Sem Button nos calcanhares, Alonso apenas administrou a liderança nas últimas voltas e cruzou a linha de chegada confortavelmente, balançando o carro para comemorar a sua terceira vitória na temporada, mas a primeira sem interferência de outros fatores - no Bahrein, o espanhol herdou a ponta após problemas com Vettel e, na Alemanha, recebeu a bandeirada em primeiro, após a Ferrari mandar Massa ceder passagem. A próxima corrida será daqui a duas semanas, nas ruas de Cingapura.
Faleceu, aos 92 anos, JOÃO ÁLVARES RUBIÃO NETO. Filho de um dos fundadores do JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO, fez parte da primeira diretoria da entidade. Foi em 1941, época em que o hipódromo foi transferido da MÓOCA, na zona leste, para a CIDADE JARDIM, na sul. Decano entre os sócios, gostava de assistir as corridas com os amigos. Na juventude, foi campeão de salto a cavalo. Pertencente a duas tradicionais famílias paulistas, ele também foi sócio de outros clubes da cidade. E, apesar de freqüentar as altas rodas, era um homem simples. Além do amor pelo JOCKEY CLUB, ele herdou do pai o CARTÓRIO RUBIÃO – era o titular do 2º Registro de Imóveis.
Faleceu aos 78 anos o artista plástico WESLEY DUKE LEE. A brilhante trajetória de sua carreira é pontuada por passagens inusitadas. Certa vez, quando estudava na EUROPA, o artista decidiu ir até a SUÉCIA, pilotando uma lambreta, para “visitar” o cineasta sueco INGMAR BERGMAN, a quem pediu conselhos. Por seu espírito provocador, em 1964, participou de um experimento sobre os efeitos alucinógenos do LSD, onde foi “cobaia” num hospital na VILA MARIANA, o que lhe renderia uma série de telas com reflexões políticas. LEE nasceu 1931 na capital paulista. Neto de norte-americano e portugueses, suas influências artísticas vieram da avó, uma pintora acadêmica, e do pai, um exímio desenhista. Cursou desenho livre no MASP, em 1951, e no ano seguinte viajou para NOVA YORK, onde estudou artes gráficas na PARSON´S SCHOOL OF DESIGN e tipografia no AMERICAN INSTITUTE OF GRAPHICS ARTS. Foi lá que acompanhou o início das manifestações da POP ART, liderada por artistas como ROBERT RAUSCHENBERG, JASPERS JOHNS e CY TWOMBLY. Ao retornar ao BRASIL, na década de 1960, fundou o movimento artístico “O GRANDE ESPETÁCULO DAS ARTES”, o primeiro “happening” do cenário artístico brasileiro – manifestações de arte visual misturadas com artes cênicas. Em 1964, LEE foi preso pela ditadura militar, mesmo ano em que ganhara uma menção honrosa na 43ª ANNUAL EXHIBITION OF ADVETISING ART AND DESIGN e o prêmio AMPULHETA na Biblioteca Municipal de São Paulo. Após ser solto, produziu uma série que criticava a atitude e a ideologia do golpe. Com BERNARDO CID, OTTO STUPAKOFF e PEDRO MANUEL GISMONDI, e outros, LEE fundou o Grupo REX GALLERY & SONS, em 1966, um espaço onde manifestos e produções que não eram expostos em outras galerias, eram publicados pelos artistas em SÃO PAULO. O fim do grupo, um ano depois, causou furor entre os espectadores, que foram convidados não só a apreciar a última apresentação, mas também a levar as obras expostas de graça. Por sua carreira, LEE ainda foi reconhecido com os prêmios de Melhor Pintor Paulista do Ano (1976) e Melhor Exposição Retrospectiva (1993) pela Associação Paulista de Arte. O artista morreu de parada cardíaca e será cremado no Crematório HORTO DA PAZ, em ITAPECERICA DA SERRA.  
O SÃO PAULO brincou com fogo e, além de se queimar, ainda sofreu hoje um choque de realidade. Após três vitórias consecutivas sobre adversários na rabeira da tabela do BRASILEIRÃO (ATLÉTICO-GO, ATLÉTICO MINEIRO e FLAMENGO), bastou o TRICOLOR encarar um oponente melhor posicionado para perder uma invencibilidade de cinco partidas e dar uma freada na sua recuperação no NACIONAL. Com o triunfo por 2 a 0, no ENGENHÃO, o BOTAFOGO manteve a terceira posição, mas agora está a apenas um ponto do segundo colocado, o CORINTHIANS (37 a 38), e a quatro do líder FLUMINENSE, entrando de vez na briga pelo título brasileiro. Já a equipe do MORUMBI está na nona posição, com 28 pontos. PALMEIRAS e VASCO não saíram do 0 a 0 neste domingo. Outros resultados: GUARANI 1 x ATLETICO PARANAENSE 0; INTERNACIONAL 0 x GOIÁS 0; ATLÉTICO MINEIRO 1 x GRÊMIO PRUDENTE 0; AVAÍ 1 x CRUZEIRO 2; CEARÁ 2 x SANTOS 1.
Pelo terceiro ano seguido, a chuva foi responsável pelo adiamento da final do ABERTO DOS ESTADOS UNIDOS. O duelo entre o espanhol RAFAEL NADAL e o sérvio NOVAK DJOKOVIC, que estava programado para hoje, será disputado amanha, a partir das 17 horas. NADAL joga para acrescentar outra marca histórica em seu currículo. Se vencer o confronto de amanhã o espanhol se torna o sétimo tenista a vencer os quatro torneios de GRAND SLAM do circuito. No feminino, a belga KIM CLIJSTERS foi tricampeão, batendo a russa VERA ZVONAREVA.
Uma irmã da ministra da CASA CIVIL, ERENICE GUERRA, autorizou o governo a contratar sem licitação o escritório do próprio irmão delas. No centro do contrato está a área de MINAS E ENERGIA, um setor que tem a influência de comando de ERENICE e da ex-ministra DILMA ROUSSEFF. ERENICE foi consultora jurídica da pasta no período em que a hoje candidata do PT dirigiu o Ministério de MINAS E ENERGIA no governo LULA. ERENICE saiu de lá com DILMA em 2005, mas sua irmã, MARIA EURIZA ALVES CARVALHO, entrou como consultora jurídica da Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao mesmo ministério. No dia 1º de setembro de 2009, MARIA EURIZA autorizou a EPE a contratar, sem licitação, o escritório TRAJANO E SILVA ADVOGADOS, com sede em BRASÍLIA, por um valor de 80mil reais. Entre os advogados do escritório está ANTÔNIO ALVES CARVALHO, irmão de MARIA EURIZA e da ministra ERENICE GUERRA.
A petista DILMA ROUSSEFF e o tucano JOSÉ SERRA protagonizaram hoje o confronto mais intenso desde o inicio da campanha em debate presidencial promovido pela REDE TV e pelo jornal FOLHA DE SÃO PAULO. Os temas que mais mobilizaram os candidatos foram a violação do sigilo fiscal dos tucanos e as denúncias de tráfico de influência na CASA CIVIL. SERRA procurou relacionar DILMA ao episódio da quebra do sigilo fiscal de sua filha, VERÔNICA, ao acusar o ex-prefeito de BELO HORIZONTE, FERNANDO PIMENTEL, ligado à campanha petista, de envolvimento no caso. Ao obter direito de resposta, DILMA acusou o adversário de querer “ganhar no tapetão” e de buscar “virar a mesa da democracia”. Ela se referiu a uma ação movida pelo PSDB, na Justiça Eleitoral, que pediu investigação sobre a eventual relação da campanha petista com a violação de sigilo. MARINA SILVA disse que “As manchetes dos jornais não tiram os problemas da corrupção. O atraso ético ainda permanece. Precisamos parar de banalizar esse tipo de atitude”. Já PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO afirma que “essa sujeirada não é o que me interessa. A troca de acusações representa apenas o nível a que chegou o debate político. Esquecemos que temos de discutir propostas”. Com apenas três semanas disponíveis para influenciar o voto dos eleitores, o debate de hoje deixou claro essa urgência. JOSÉ SERRA, MARINA SILVA e PLINO DE ARRUDA SAMPAIO, que ainda sonham com a chegada ao segundo turno, aumentaram, e muito, o tom de sua carga contra a petista DILMA ROUSSEFF, líder nas pesquisas de intenção de voto. A discussão de propostas de governo foi colocada em segundo plano. 
Faleceu JOSÉ FERES JÚNIOR, aos 79 anos. Desde a infância, quando recebeu o apelido de XOTE, tocava violino. Até recentemente tinha um conjunto musical com amigos. Tocavam religiosamente todas as semanas, mas apenas por prazer. Ao longo dos anos, os integrantes foram mudando – alguns saíam, outros entravam. Comerciantes de secos e molhados, herdou o armazém do pai. Na década de 1970 decidiu mudar de área. Ficou no ramo financeiro até 1990, quando se aposentou. Fundou o LIONS CLUBE NORTE DE PIRACICABA. Sempre fazendo ações de benemerência, organizava festas e quermesses para arrecadar fundos para ajudar as comunidades mais pobres. Militou também por mais de 40 anos na loja maçônica de PIRACICABA filiada ao GRANDE ORIENTE DO BRASIL. 

Está sendo um ano devastador para os últimos remanescentes da nouvelle vague, o movimento de renovação do cinema francês por volta de 1960. Em janeiro, morreu ERIC ROHMER, o autor dos contos morais e das comédias e provérbios. Hoje, foi a vez de CLAUDE CHABROL, ROHMER tinha 90 anos. CHABROL, 80. A causa da morte do cineasta não foi ainda revelada. Nascido em PARIS, de uma família de farmacêuticos, ele passou a infância e a adolescência em CREUSE, no interior da FRANÇA. Regressou à capital para cursar letras e farmácia, mas a cinefilia o encaminhou para a crítica, que exerceu em CAHIERS DU CINÉMA. Com seus colegas de geração (ROHMER, JEAN-LUC GODARD, FRANÇOIS TRUFFAUT e outros) fez a passagem para a direção. O primeiro longa, LE BEAU SERGE, NAS GARRAS DO VÍCIO, foi feito em 1958, com parte do dinheiro que sua mulher havia recebido como herança. No ano seguinte, OS PRIMOS conheceu um estrondoso sucesso, consolidando também as carreiras de JEAN-CLAUDE BRIALY e GÉRARD BLAIN, os atores que o cineasta usara em seu longa de estréia. Em meados de 1960, CHABROL, em crise autoral, começou a fazer filmes comerciais (aventuras policiais com os personagens TIGRE e MARIE CHANTAL). Mais tarde, ele definiria esta fase – “Sempre filmei não importa o quê, mas nunca não importa como”. O estilo é a chave, é o que faz a autoria, dizia.
CHABROL ressurge com AS CORÇAS, LES BICHES, que fez em 1968, com STEPHANE AUDRAN e JACQUELINE SASSARD. Ele se casou com a primeira e, no biênio 1969/1970, atingiu a perfeição do seu estilo por meio de um punhado de filmes que se tornaram clássicos (e cults) – A MULHER INFIEL, A BESTA DEVE MORRER (o único que é interpretado por STEPHANE), O AÇOUGUEIRO e TRÁGICA SEPARAÇÃO. Se fosse para escolher um só dos quase 60 filmes de CHABROL, seria LE BOUCHER, O AÇOUGUEIRO. JEAN YANNE faz o personagem título. Vive numa pequena cidade. STEPHANE é professora na escola local. Ela se envolve com o boucher, que revela uma natureza perturbadora. Crianças estão sendo mortas nas redondezas. Você pode imaginar o que está ocorrendo.
Quinze anos antes, CHABROL e TRUFFAUT, como aprendizes – repórteres – haviam visitado o set de ALFRED HITCHCOCK, quando ele fez na RIVIERA LADRÃO DE CASACA, com GRACE KELLY e GARY GRANT. Ambos adoravam o mestre do suspense (e o gênero policial), mas enquanto os policiais de TRUFFAUT são hitchcockianos, os de CHABROL se inscrevem mais na vertente de FRITZ LANG, com seu conceito do destino trágico.
Como outros grandes diretores, CHABROL forma uma equipe com colaboradores valiosos – o fotógrafo JEAN RABIER, os músicos PAUL MISRAKI e PIERRE JANSEN MAGNE, etc. BRIALY, o ator favorito do seu começo, tem uma espécie de equivalente em ISABELLE HUPPERT, com quem o autor fez vários filmes na sua fase mais recente (de UM ASSUNTO DE MULHERES e MULHERES DIABÓLICAS a A COMÉDIA DO PODER), CHABROL conseguiu sintetizar seu amor pelo cinema e pela culinária nos filmes do INSPETOR LAVARDIN, que fez com JEAN POIRET, LE POULET AU VINAIGRE é duplamente delicioso. Além dos livros que se escreveram sobre ele, há um sobre gastronomia, com as receitas dos pratos que os personagens comem em seus filmes.     

O ex-presidente da ARGENTINA, NÉSTOR KIRCHNER, foi submetido a uma angioplastia ontem à noite, em BUENOS AIRES, após sentir fortes dores no peito. Os médicos colocaram um stent em uma artéria coronariana que estava obstruída. É a segunda cirurgia a qual o marido da atual presidente Argentina, CRISTINA KIRCHNER, é submetido em sete meses. Em fevereiro, uma artéria também estava obstruída. O ex-presidente deverá ficar internado até o dia 14 de setembro.

Faleceu o GENERAL ISRAEL TAL. Nasceu em 1924. Dos quatro mil tanques de guerra das forças israelenses, 1.280 são da série MERKAVA. Eles foram projetados pelo general da reserva ISRAEL TAL, em 1970. Considerado um dos tanques mais seguros para sua tripulação, o MERKAVA significou uma evolução nos modelos de ataque. O motor dianteiro protege os quatro ocupantes. O sucesso do veículo alçou o general aos mais altos cargos das forças armadas do país. Estrategista, mudou doutrinas no Exército e atuou como conselheiro de primeiros-ministros.

Oito meses após o terremoto que devastou o HAITI, o cenário na capital PORTO PRÍNCIPE ainda é de colapso total. Do Palácio Nacional à Catedral de NOTRE DAME, escombros se acumulam nas ruas. Segundo estimativas não oficiais, apenas 2% dos cerca de 25 milhões de metros cúbicos de entulhos foram removidos até agora, por motivos que vão desde a falta de equipamentos e dinheiro a dificuldades com o sistema de registro de propriedade dos terrenos. Enquanto isso, a maioria dos haitianos aprendem a conviver com a ruína na qual a cidade se transformou. O governo e as organizações internacionais afirmam que a remoção dos detritos é uma prioridade antes de começar a reconstrução, mas dizem que entender as razões pelas quais nada foi feito é exasperante.

2 011        :        -      SEGUNDA-FEIRA
Mais uma vez temos brusca queda de temperatura. Levanto cedo e trabalho no computador até quase 11 horas. Tenho um compromisso para o período da tarde. Está marcada uma consulta com o doutor VINICIUS, no Hospital Militar, 16 horas. Apenas deverei passar pelo MMDC para verificar se tudo está bem e logo deverei ir para o HM. 
COLOMBO vem ao MMDC acompanhado do ANTÔNIO, um antigo morador de GUARULHOS que não víamos há muitos anos. Ele reside na BAHIA e está fazendo algumas visitas nesta semana. Deverá regressar para sua terra no próximo sábado. Pouco tempo fica conosco. Por volta das 14 horas deixamos a Sociedade. O COLOMBO irá permanecer em companhia de seu tio por algum tempo enquanto vou para o Hospital Militar.
Nesta tarde sou examinado pelo médico nefrologista TENENTE PM Méd VINÍCIUS. É que a taxa de creatinina estava alterada quando fiz os exames para a operação da hérnia inguinal e fui aconselhado a verificar o motivo dessa alteração, tão logo encerrasse a problemática da operação. Deverei fazer diversos exames de sangue para dar continuidade ao tratamento.
Regresso para GUARULHOS após passar uma tarde diferente.

Matéria publicada no site www.averdadesufocada.com em 12/09/2011  
12/09 - Índios querem muito mais!
12 de setembro de 2011
Tribos da Amazônia exigem o direito de mineração. É o primeiro passo rumo à independência política, econômica e administrativa.
Carlos Newton - Tribuna da Imprensa
Demorou, mas acabou acontecendo, como era mais do que previsível. As tribos indígenas da chamada Amazônia Legal, que detêm cerca de 25% do território brasileiro de reserva ambiental onde é proibida atividade econômica, estão mobilizados para defender a mineração nessas áreas de preservação. E não se trata de um movimento brasileiro, mas de caráter internacional.
12/09 - Chantagem explícita
12 de setembro de 2011
 Veja - 12/09/2011
O operador do mensalão quer Lula trabalhando por sua absolvição. Caso contrário, ameaça mostrar provas de que o ex-presidente sabia de tudo
Desde que a investigação do mensalão foi encerrada, em 2008, uma pergunta continua sem resposta: afinal, o presidente Lula realmente não sabia que dentro de seu governo funcionava o que a Procuradoria da República classificou como uma “sofisticada organização criminosa”? Desconhecia que o chefe da tal organização era o ministro mais poderoso de seu governo? Desconhecia que amigos e fiéis companheiros do seu partido, o PT, formavam fila na porta de uma agência bancária de Brasília para pegar pacotes de dinheiro às escondidas? (...)
12/09 - A verdadeira questão
12 de setembro de 2011
 Veja - 12/09/2011
VEJA publicou, na edição passada, uma reportagem que causou assombro entre os leitores e obteve enorme repercussão em Brasília. Assinada pelos jornalistas Daniel Pereira e Gustavo Ribeiro, ela revelou que o ex-ministro José Dirceu, cujos direitos políticos foram cassados pela Câmara dos Deputados e que está sendo processado pelo Supremo Tribunal Federal, acusado de ser, nas palavras do então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, "o chefe de uma organização criminosa sofisticada" que desviava dinheiro público para o mensalão, mantém um "gabinete" num hotel na capital do país. Lá, ele despacha com deputados, senadores, pelo menos um ministro e o presidente de uma estatal.(...)
12/09 - Ensino público à deriva
12 de setembro de 2011
Oito em cada 10 escolas ficam abaixo da média no Enem; das 20 melhores, 18 são privadas
Demétrio Weber - O Globo - 12/09/2011
Oito em cada dez escolas públicas ficaram abaixo da média no último Exame Nacional do Ensino Médio (2010). É o que revelam os resultados do Enem por estabelecimento de ensino, que o Ministério da Educação divulga hoje. O cálculo considera escolas em que, pelo menos, 25% dos alunos participaram do exam(...)
12/09 - Genoíno tenta convencer DEM
12 de setembro de 2011
DEM é o último entrave à Comissão da Verdade
Governo reforça articulação convidando ex-ministros de Direitos Humanos a Congresso
11 de setembro de 2011
Roldão Arruda, de O Estado de S. Paulo 11/09/2011
O governo vai reforçar nesta semana o trabalho para garantir o mais rapidamente possível a aprovação do projeto de lei que cria a Comissão Nacional da Verdade. Amanhã, o ex-deputado José Genoino, assessor do ministro Celso Amorim (Defesa), vai se reunir em Brasília com a cúpula do DEM, último foco de resistência à proposta no Congresso.
Segundo Genoino, base governista está de acordo (...)
12/09 - Família de Toninho do PT vai à OEA
12 de setembro de 2011
Após 10 anos, família de Toninho do PT denuncia o crime à OEA  - 12/09/2011

Nascida na cidade de CARAZINHO, no interior gaúcho, em 25 de maio de 1944, MARIA IÁRA RECH se mostrou ousada desde pequena. Não só quando buscava se igualar aos mais velhos nas brincadeiras infantis como também na busca de conhecimento. Filha de pais analfabetos, a menina aprendeu a ler aos 5 anos e, na escola, revelou uma gana enorme pelo aprendizado das mais variadas disciplinas. Como jornalista, escreveu sobre economia para publicações importantes, como a revista “EXAME” e o jornal “GAZETA MERCANTIL”. Nesta segunda-feira, aos 67 anos, morreu num incêndio que atingiu seu apartamento em PORTO ALEGRE (RS). Deixou uma filha. A polícia investiga as causas do fogo.

Dez anos após o assassinato do ex-prefeito de Campinas, Toninho do PT, a família da vítima prepara uma denúncia que será apresentada à Organização dos Estados Americanos (OEA) por omissão do Estado Brasileiro na apuração do crime, que aconteceu no dia 10 de setembro de 2001. Na versão oficial da Polícia Civil, o prefeito foi morto porque atrapalhou a fuga da quadrilha de Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho. As informações são da CBN. (...)

Diante do cenário de derrota no Congresso e preocupada em ficar associada a uma medida impopular no segmento no qual se julga bem avaliada – a classe média – a presidente DILMA ROUSSEFF abandonou o patrocínio de um novo imposto para a saúde e empurrou para 2012 a busca por fontes de receita para compensar a regulamentação da Emenda 29. A alternativa que tem uma “simpatia maior” dos parlamentares, segundo o presidente da Câmara, MARCO MAIA, é o aumento do financiamento da saúde com mais dinheiro dos royalties do petróleo.

Os assassinos da juíza PATRÍCIA ACIOLI, o TENENTE PM DANIEL DOS SANTOS BENITEZ LOPES e os CABOS PM SÉRGIO COSTA JÚNIOR e JEFFERSON DE ARAÚJO MIRANDA, planejaram a morte da magistrada com pelo menos 30 dias de antecedência. Eles acreditavam que ficariam livres da acusação de homicídio caso PATRÍCIA não julgasse o caso. A prisão dos três policiais, no entanto, foi decretada por ACIOLI horas antes de sua morte. Os detalhes do crime, ocorrido no dia 12 de agosto, foi revelado hoje pela cúpula da Segurança Pública do governo carioca. Os três policiais continuam foragidos. Segundo o delegado titular da Divisão de Homicídios, FELIPE ETTORE, os três PMs fizeram um reconhecimento da casa da juíza um mês antes do crime. Eles usaram uma viatura de outro batalhão sem GPS para não serem identificados. Além disso, os três policiais estavam próximos ao fórum no dia do assassinato e os equipamentos de rastreamento do veículo foram desligados antes da execução. Eles eram acusados de matar um jovem de 18 anos durante uma ação no morro do SALGUEIRO, em SÃO GONÇALO. Testemunhas disseram que eles assassinaram DIEGO DA CONCEIÇÃO BELIENE a sangue frio. O caso seria julgado por PATRÍCIA. Como eles receberam a informação de que PATRÍCIA iria decretar a prisão no dia 12, decidiram matar a juíza para não irem para a cadeia um dias atnes, à noite.
A Secretaria de Segurança Pública do RIO afastou hoje o CAPITÃO PM ELTON COSTA e o TENENTE PM RAFAEL MEDEIROS da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) de SANTA TEREZA. COSTA era o comandante da UPP e RAFAEL o sub-comandante. Eles são acusados de receber dinheiro de traficantes para facilitar a venda de drogas em três morros cariocas. O governador SÉRGIO CABRAL disse hoje que o episódio não suja a imagem do projeto. “O fato isolado foi investigado pela corregedoria e os culpados foram punidos”, defendeu.

A favorita do público levou. A angolana LEILA LOPES foi coroada MISS UNIVERSO nesta noite, no CREDICARD HALL. Companheira de quarto de MISS BRASIL, PRISCILA MACHADO, a angolana se esbaldou em sua estada no BRASIL. Virou fã de feijoada e do povo. Mesmo com dois escorregões nas eliminatórias e um na final, os jurados não se importaram com seus deslizes. E apesar de não levar o título de Miss Simpatia, LEILA ganhou o público. Vai viajar o ano todo, morar em NOVA YORK durante um ano, ganhar roupas, sapatos, tratamento dentário e um contrato com DONALD TRUMP. “Minha vida vai mudar”, falava emocionada. A primeira rodada levou 16 candidatas a acreditar que podiam levar a coroa. Depois, foi a vez do júri composto pelo piloto brasileiro HELIO CASTRONEVES e a modelo ISABELI FONTANA, além da jornalista CONNIE CHUNG, a atriz VIVICA A. FOX (de “KILL BILL”), a cantora LEA SALONG, a empresária ADRIENNE MALOOF e a Miss Universo 2003, AMÉIA VEJA, escolherem as 10 finalistas. A brasileira PRISCILA MACHADO continuava no páreo. Ela passou por mais uma fase, que além da brasileira levou as misses da CHINA, UCRÂNIA, FILIPINAS e ANGOLA para o TOP 5. As cinco tiveram de responder a perguntas. A brasileira falou sobre como pararia uma guerra: “Pediria respeito”. Durante as duas horas do evento, CLÁUDIA LEITE cantou em inglês seu novo single “LOCOMOTION BATUCADA” e BEBEL GILBERTO levou ao palco a canção “CLOSE YOUR EYES”.

NESI CURI foi vice-presidente do CORINTHIANS na gestão polêmica do presidente ALBERTO DUALIB, de quem era o principal aliado. Ele foi acusado de lavagem de dinheiro pelo Ministério Público, que investigou as relações do clube paulista com a empresa MSI, do iraniano KIA JOORABCHIAN. NESI CURI não foi condenado. Ele deixou a direção do CORINTHIANS em 2007, com DUALIB. Sofria de diabetes e estava internado no Hospital SÃO LUIZ, em SÃO PAULO, quando teve um infarto. Aos 86 anos, não resistiu. Seu corpo será velado na BENEFICÊNCIA PORTUGUESA e enterrado no final da tarde de amanhã no Cemitério da CONSOLAÇAO.         

Em uma partida que levou quatro horas e dez minutos para terminar, o sérvio NOVAK DJOKOVIC venceu o espanhol RAFAEL NADAL na final do US OPEN e conquistou pela primeira vez o torneio em NOVA YORK. As marcas de DJOKOVIC nesta temporada são impressionantes. Ele chegou a 64 vitórias em 68 partidas disputadas, conquistou dez torneios e está invicto em 2011 diante de NADAL, com seis vitórias, todas em finais.

O governo da TURQUIA iniciou os preparativos para o envio de três fragatas ao MEDITERRÂNEO para escoltar o transporte de ajuda humanitária à FAIXA DE GAZA. A informação foi divulgada hoje pelo jornal turco SABAH. Segundo o diário, se os navios encontrarem embarcações israelenses em águas internacionais, eles teriam a orientação de abordá-las e desarmá-las. Na semana passada, o primeiro-ministro da TURQUIA, RECEP TAYYIP ERDOGAN, já havia declarado que navios turcos escoltarão qualquer embarcação do país que leve ajuda humanitária para os palestinos na FAIXA DE GAZA. Segundo o premiê, ANCARA também tomará providências para impedir que ISRAEL explore unilateralmente os recursos naturais da bacia leste do MEDITERRÂNEO. Autoridades israelenses acreditam que a retórica turca, além de intimidar ISRAEL, visa também ao CHIPRE, que já declarou que pretende perfurar poços de gás no MEDITERRÂNEO. No início do mês, o chanceler da TURQUIA, AHMET DAVUTOGLU, disse que ANCARA daria a “resposta necessária”, caso o governo cipriota siga adiante com seus planos. Com a clara missão de expandir a influência da TURQUIA no mundo árabe, ERDOGAN chegou hoje ao EGITO – é a primeira visita de um líder turco ao CAIRO em 15 anos. O giro inclui ainda passagens por LÍBIA e TUNÍSIA, mas o premiê desistiu de entrar em GAZA. Hoje, antes de deixar ISTAMBUL, ERDOGAN subiu ainda mais o tom das críticas. Ele reiterou que o ataque à flotilha teria sido motivo suficiente para uma “declaração de guerra da TURQUIA a ISRAEL”. Em pouco tempo, ISRAEL viu crescer a tensão com seus dois principais aliados – TURQUIA e EGITO – e ficou ainda mais isolado na região. Na sexta-feira, dia 9, centenas de manifestantes egípcios invadiram a Embaixada de ISRAEL no CAIRO, destruíram documentos e arrancaram a bandeira israelense. O embaixador YITZHAK LEVANON foi retirado às pressas do país.

Forças do ditador MUAMAR KADAFI atacaram hoje uma das refinarias mais importantes da LÍBIA, no Porto de RAS LANUF. Pelo menos 17 combatentes opositores morreram no primeiro grande ataque dos soldados leais ao ex-ditador desde que a capital, TRÍPOLI, foi ocupada pelos rebeldes, há quase um mês. A ofensiva mostrou que os kadafistas ainda têm poder de ataque, mesmo em áreas de controle da oposição. Partidários de KADAFI controlam apenas quatro cidades em todo o país: BANI WALID, SIRTE (a cidade natal do ex-ditador), JUFRAH e SABHA. A CHINA reconheceu hoje o CNT como o representante oficial do povo líbio. O governo de PEQUIM é um grande investidor na LÍBIA, onde 26 companhias chinesas têm negócios estimados em 20 bilhões de dólares. A CHINA era o único membro permanente do Conselho de Segurança da ONU que não tinha aceitado as novas autoridades. O BRASIL ainda não reconheceu. O Departamento de Estado dos EUA informou hoje que o NÍGER está disposto a prender SAADI, filho de MUAMAR KADAFI que fugiu para o país no fim de semana. O NÍGER confirmou que SAADI está sob vigilância, assim como os 32 aliados de KADAFI que conseguiram entrar no território nigerino nos últimos dias. O país africano prometeu entregar qualquer procurado pelo Tribunal Penal Internacional, incluindo KADAFI e seus filhos SAIF AL-ISLAM, que era considerado sucessor do ditador, e MUTASSIM, chefe do Conselho de Segurança Nacional do ex-ditador. O TPI não emitiu um mandado contra SAADI, ex-jogador de futebol.        

A explosão de um forno com quatro toneladas de material radioativo matou uma pessoa, feriu quatro, e assustou a FRANÇA. O acidente ocorreu no Centro de Tratamento de Rejeitos Pouco Enriquecidos (CENTRACO, na sigla francesa), no complexo nuclear de MARCOULE, perto de NIMES. Por horas houve duvidas sobre a existência de fuga de material radioativo na atmosfera. As autoridades garantiram que não houve vazamento. O acidente provocou medo na região. Alarmes de acidente nuclear foram disparados em escolas e creches, que fecharam suas portas. No interior do complexo, um incêndio consumiu o forno no qual eram fundidos metais radioativos, depois reciclados ou levados para os depósitos de dejetos contaminados.

NQUYEN THI TRU, camponesa vietnamita, de 118 anos, recebeu o título de mulher mais velha do VIETNÃ, além de superar o atual recorde mundial. Ela nasceu em 4 de maio de 1893, afirma que se alimenta com dois pequenos pratos de arroz por dia e tenta evitar consumir alimentos com produtos químicos.

Orgulhosa de suas raízes mexicanas, LYNDA CARTER, que na década de 1970 estreou o seriado de TV “MULHER MARAVILHA”, saiu em defesa dos imigrantes. Ela quer que os governos do MÉXICO e dos EUA criem leis que punam com rigor pessoas que “exploram e abusam” dos mexicanos ilegais que tentam entrar no país.

Forças militares do MÉXICO prenderam a líder de uma unidade do cartel LOS ZETAS. Trata-se da primeira mulher detida no país acusada de encabeçar um grupo de narcotraficantes. VERÓNICA MIREYA MORENO CARREÓN, conhecida como LA VERO, era acusada de comandar o crime no município de SAN NICOLÁS DE LOS GARZA, no Estado de NUEVO LEÓN, após a prisão de RAÚL GAACÍA RODRÍGUEZ, em agosto. VERÓNICA foi presa nas imediações de SAN NICOLÁS DE LOS GARZA. Ela estava em um carro roubado e, segundo a polícia, carregava um revólver, cocaína, maconha e seis telefones celulares. Com ela estava JOSÉ DE JESÚS MOLINA, o MISTER CHIP, responsável por abastecer os cartéis com equipamentos de comunicação.

A explosão de um oleoduto que cruzava uma favela na capital do QUÊNIA, NAIRÓBI, deixou pelo menos 75 mortos e mais de 100 feridos. Após a explosão, as chamas queimaram tudo que estava em um raio de 300 metros. A tragédia ocorreu após o rompimento da tubulação. Muitos moradores aproveitavam o vazamento para roubar combustível, que seria vendido ilegalmente. Um cigarro teria causado a explosão. Pelo menos 112 feridos com queimaduras graves foram atendidos num hospital local, que ficou sem estoque de sangue. Muitas crianças estão entre as vítimas.

2 012     :      -     QUARTA-FEIRA
Dá certa aflição ver a LUCINDA espirrando e tossindo toda a manhã. O tempo seco contribui muito para as suas crises alérgicas. Lembranças da tragédia do 11 de setembro de 2001 e da morte de meu filho MÁRIO em 12 de setembro de 1998 deixam-me amargurado nesta manhã.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC vamos verificar os e-mails recebidos e saber quais as providências que ainda teremos para executar a fim de realizar com sucesso nossos próximos eventos.
AMADO RUBIO traz um DVD da PARADA DA PÁTRIA, onde ele desfilou fardado como se fosse um combatente de 32, bem como o ALFREDO PIRES. Vamos assisti-lo, mas por volta das 15 horas chega o DOUGLAS NASCIMENTO para me levar até o TÚNEL 9 DE JULHO. As pessoas interessadas em fazer a reforma daquele local nos acompanham. Um profundo abandono daquela parte nobre de SÃO PAULO deixa uma péssima impressão da parte onde funcionava um chafariz. Tudo ali foi roubado e o trabalho a ser feito é imenso. Perdemos algumas horas nessa nossa missão e o DOUGLAS me deixa na Sociedade. Agora tenho de esperar melhorar as condições para viagem. Fico até 19:30 horas no MMDC. Acontece que quando chego no TERMINAL ARMÊNIA sou obrigado a entrar na quarta fila para chegada do ônibus. Tivemos de esperar a chegada de quatro veículos, a fim de viajar sentado.

Nesta noite recebo várias mensagens. Uma delas é do SÉRGIO, colega de infância da MARIZE:
Prezado Sr. Ventura.
Realmente muito triste o que aconteceu com a Marize.
Agradeço o seu convite o que me deixa muito honrado, mas infelizmente meu tempo é quase todo comprometido entre meu trabalho e cuidar de minha mãe que já tem 90 anos de idade e uma saúde frágil. Mesmo assim caso me sobre algum tempo terei muito prazer em lhe fazer uma visita na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Vejo que o senhor é uma pessoa dedicada, organizada e que seguiu sua carreira com paixão. Seria muito bom que tivesse mais pessoas assim nesta nação, que infelizmente nos últimos anos acabou confundindo democracia com anarquia... Hoje os jovens não têm mais a mínima noção de educação, moral e civismo. Bons os tempos onde a escola publica ainda ensinava esses conceitos, e tinha qualidade.. Escolas como o Conselheiro Crispiniano onde eu também estudei e onde estudava o pobre, o rico, os filhos de militares da base aérea... Enfim uma época onde pelo menos no ensino todos podiam ter as mesmas chances, ao contrario de hoje que somente quem não tem a mínima condição coloca seus filhos em escolas publicas. Foi um grande prazer conhecer o senhor mesmo que virtualmente. Mais uma vez, grato pela atenção.
Queridíssimo coronel Ventura,
Suas palavras sobre 32 e as bandeiras que o senhor empunha com irrefreável paixão e grande coragem me servem de estímulo diário na minha modesta militância como recruta do senhor em prol da causa. Ler o que o senhor escreve e ouvi-lo pessoalmente sempre me enriquecem e continuarão a me enriquecer ética e intelectualmente.
Sobre a exposição no Palácio no próximo dia 18 de setembro certamente o convite é extensivo a todos os membros da Sociedade. Vou verificar se eles podem nos mandar um convite eletrônico para reenvio.
Coronel Ventura, finalmente hoje o gabinete do deputado Capez me passou um contato na Imesp. Trata-se de Rejane, secretária do presidente Marcos Monteiro. Vou entrar em contato com ela  imediatamente e manterei o senhor informado.
Gigantesco abraço constitucionalista em seu coração bandeirante,
Recruta Zezinho
Empatados tecnicamente em segundo lugar na corrida à Prefeitura, segundo pesquisa DATAFOLHA divulgada hoje, JOSÉ SERRA (PSDB) e FERNANDO HADDAD (PT) aumentaram a troca de ataques. A polarização tem como objetivo definir qual dos dois deve ir ao segundo turno contra CELSO RUSSOMANNO, hoje líder das intenções de voto. “Chegou o momento de politizar a disputa”, afirmou o deputado ÉDSON APARECIDO (PSDB), coordenador da campanha de SERRA. “A fase de discutir quem é o mais preparado, quem tem mais competência já passou”. A equipe de HADDAD também decidiu, após reuniões com LULA, mesclar propostas para a cidade com “lembranças” sobre maus momentos das administrações do prefeito GILBERTO KASSAB e do ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. “SERRA está desesperado, mas nós não vamos apanhar calados”, disse o deputado VICENTE CÂNDIDO (PT), um dos coordenadores da campanha de HADDAD. O plano do PT é comparar os governos de KASSAB com o de MARTA SUPLICY, que foi prefeita de 2001 a 2004 e assume amanhã o Ministério da Cultura. Podem entrar no ar peças que mencionam as privatizações e o apagão na gestão FHC. Em entrevista à TV ESTADÃO, ALEXANDRE SCHNEIDER (PSD), vice de JOSE SERRA, candidato do PSDB à Prefeitura, afirmou que FERNANDO HADDAD (PT) não repassou recursos para a capital quando foi ministro da Educação e que ele precisaria ficar 50 anos no cargo para construir o equivalente de creches da gestão do prefeito GILBERTO KASSAB (PSD). Ele ainda criticou a postura de MARTA SUPLICY na campanha, dizendo que a petista insultou SERRA pelo TWITTER ao chamá-lo de mentiroso. “A campanha começou a ter condutas não adequadas. Acho que o debate tem que ser político e não pessoal.” O candidato a vice também negou que cartilhas para desqualificar os adversários sejam usadas na campanha tucana. “Eu soube pelo jornal sobre essa cartilha. Eu não tinha conhecimento, nem o SERRA”.

A existência de um sistema de lavagem de dinheiro para distribuir recursos aos políticos no mensalão foi reconhecida pelo revisor do processo no Supremo Tribunal Federal, RICARDO LEWANDOWSKI, que concordou com o relator, JOAQUIM BARBOSA. LEWANDOWSKI votou pela condenação de seis dos dez réus acusados de montar o sistema: a acionista e ex-presidente do RURAL, KÁTIA RABELLO, o ex-vice-presidente do banco JOSÉ ROBERTO SALGADO, o publicitário MARCOS VALÉRIO, seus ex-sócios CRISTIANO PAZ e RAMON HOLLERBACH e a ex-diretora financeira SIMONE VASCONCELLOS. Ele absolveu AYANNA TENÓRIO, ex-vice-presidente do RURAL, VINÍCIUS SAMARANE, ex-diretor e atual vice-presidente do banco, GEIZA DIAS, ex-funcionária de VALÉRIO e ROGÉRIO TOLENTINO, ex-advogado das agências. BARBOSA tinha condenado nove, retirando a acusação apenas quanto a AYANNA, já absolvida no crime de gestão fraudulenta. Mais uma vez em rota de colisão, os ministros JOAQUIM BARBOSA e RICARDO LEWANDOWSKI monopolizaram o início da sessão no Supremo Tribunal Federal com bate-boca e ironias recíprocas.       
Por 26 longos anos, de 1978 a 2005, o neurocirurgião inglês ERIC SIDNEY WATKINS viajou mundo afora, servindo à FIA (Federação Internacional de Automobilismo), como integrante da equipe médica e de segurança da Fórmula 1. Uma de suas tarefas era a de prestar os primeiros socorros aos pilotos, ainda na pista, em caso de acidente. Assim, no dia 1º de maio de 1994, ele foi o primeiro a chegar ao local onde se acidentara o brasileiro AYRTON SENNA, em ÍMOLA, ITÁLIA, no GP DE SAN MARINO. SENNA morreu na ocasião, tornando-se o último caso fatal na F-1. SID WATKINS, nascido a 6 de setembro de 1928, morreu nesta quarta-feira, aos 84 anos, de causa não revelada, deixando viúva e seis filhos. Aposentado desde janeiro de 2005, quando foi substituído por GARY HARTSTEIN, WATKINS colaborou para o crescimento da preocupação dos esportes a motor com a segurança, além de ter salvo vidas de vários pilotos. Começou carreira no automobilismo  na década de 1960, a convite do homem forte da F-1 BERNIE ECCLESTONE. Entre os casos em que trabalhou, se destacaram os de DIDIER PIRONI em 1982 e de MIKA HAKKINEN em 1995. WATKINS recebeu o Prêmio MARIO ANDRETTI por Excelência Médica em 199 e se tornou um membro da Ordem do Império Britânico em 2002. Mesmo aposentado, ele presidia o Instituto da FIA até 8 de dezembro de 2011. Em 2009, às vésperas dos 15 anos da morte de SENNA, ele disse que o brasileiro era como alguém da família e o melhor piloto que havia conhecido. Diversos corredores deixaram mensagens de pesar pela morte do médico. “Devo minha vida ao professor SID WATKINS. Foi ele quem me salvou em ÍMOLA, em 1994. Uma pessoa alegre , competente. Me lembrarei sempre de ti, amigo. Vá com DEUS”, publicou RUBENS BARRICHELLO em sua conta no TWITTER. “Acabei de saber que SID faleceu. Esta notícia dói”, comentou o austríaco ALEXANDER WURZ. CHRISTIAN FITTIPALDI foi mais um a emitir pesar por meio do TWITTER: “Obrigado por tudo que você fez pelo mundo do automobilismo”. “Descanse em paz, SID WATKINS. Obrigado por seu apoio à segurança no esporte a motor”, afirmou HÉLIO CASTRONEVES. A equipe WILLIAMS também prestou homenagens a WATKINS, que gostava de cigarros e uísque. “Um verdadeiro cavalheiro que fez muito por nosso esporte”.     
OS ESTADOS UNIDOS não descansarão enquanto os responsáveis pelo assassinato do embaixador norte-americano na LÍBIA, JAY CHRISTOPHER STEVENS, e de outros três diplomatas não forem levados à Justiça, declarou hoje o  presidente BARACK OBAMA. “Não se enganem: a justiça será feita”, prometeu, em meio à grave crise diplomática aberta em plena campanha à reeleição. STEVENS foi morto após um ataque a tiros e granadas contra o Consulado dos ESTADOS UNIDOS em BENGHAZI, epicentro da revolução do ano passado. Ele foi o primeiro embaixador norte-americano morto em serviço desde 1979, quando ADOLFO DUBS foi morto no AFEGANISTÃO. Além dos norte-americanos, nove líbios morreram e o prédio da missão diplomática foi destruído. Grande parte do pessoal do corpo diplomático dos ESTADOS UNIDOS na LÍBIA recebeu ordem de deixar o país.
Dois incêndios que devastaram fábricas em KARACHI e LAHORE, no PAQUISTÃO, na noite de terça-feira, deixaram 283 mortos, informaram hoje autoridades locais. Muitas das vítimas morreram porque não conseguiram sir dos prédios, que não contavam co equipamentos básicos de segurança. O elevado número de mortes ilustra o estado do parque industrial paquistanês, composto de inúmeras fábricas – algumas montadas ilegalmente nas regiões mais densamente habitadas do pais, cujos donos pagam propinas com freqüência para que funcionários públicos ignorem as violações de segurança. Em KARACHI, metrópole comercial que abriga o principal porto do PAQUISTÃO,o incêndio ocorreu em uma fábrica de roupas e matou 258 pessoas, informou, em nome do governo, ROSHAN ALI SHEIKH, afirmando que o número de mortes deverá aumentar.   
2 013   :     -     QUINTA-FEIRA
Quando levanto, às 6 horas, LUCINDA conta-me que seu irmão JOSÉ telefonou por volta das 5 horas para dar a notícia da morte do MANUEL MOREIRA DA SILVA. Ele estava internado no Hospital de Base de GUARULHOS e não resistiu à uma broncopneumonia e faleceu nesta madrugada (0:10 hora). Em princípio os parentes pensaram que ele tivesse tido um AVC. O corpo será encaminhado para o IML da cidade. LUCINDA telefona para o PLANO VIDA (Plano de Assistência Funeral), do GRUPO PRIMAVERAS a fim de tratar do velório e enterro de seu irmão. O JOSÉ está correndo junto à delegacia local para a liberação do corpo. MARLENE e LUCINDA passam a avisar os familiares. MANECO falece quando está completando, neste 12 de setembro, 79 anos de idade (nasceu em 1934).       
Vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC preocupado com essa situação em casa. MARINEI já aprontou a lista das personalidades que irão receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO em 2 de outubro. O nosso Cmt do Exército Constitucionalista já entregou quase todos os ofícios de outorga. Não recebemos dois currículos: um da União dos Escoteiros do Brasil e outro da Delegacia Geral.
Estamos com sérios problemas com relação a uma lista encaminhada pelo Comandante do batalhão situado em SERTÃOZINHO, onde está marcada uma solenidade para 24 de setembro. Dessa lista estão faltando vinte e dosi currículos.
Telefono para LUCINDA quando já passam das 15 horas. Por incrível que pareça ainda não foi liberado do IML o corpo do MANECO. Estão no Cemitério VILA RIO, onde fica o IML, a DORA e o JOSÉ. Aguardam que isso aconteça. Já não dá mais para fazer o enterro hoje. 
Quase às 18 horas estou retornando para casa. LUCINDA quer ir para o cemitério da VILA RIO. São quase 21 horas e somente agora é que a funerária do PRIMAVERAS vem buscar o corpo, retido no IML.
LUCINDA e eu acompanhamos o carro fúnebre até a sede do GRUPO PRIMAVERAS. Há necessidade de se pagar uma taxa de quase quinhentos reais, ainda hoje, para que o corpo retorne ao VILA RIO, para o velório. JOÃO GOMES está nos auxiliando sobremaneira. Ele levara-nos ao cemitério, onde nos encontramos com DORA, JOSÉ e AMÉRICO. Agora precisa se deslocar do VILA RIO até o PRIMAVERAS a fim de pagarmos a tal taxa, na funerária da Prefeitura, no Centro de Guarulhos. Tudo isso é muito demorado. A burocracia é algo que atrapalha bastante. Estamos na era da informática, mas temos de dar uma caminhada e uma perda enorme de tempo. Tudo isso poderia ser feito através da Internet.
O resultado é que somente depois das 23 horas é que vai chegar o corpo do MANECO para o velório no VILA RIO. LUCINDA, DORA, JOSÉ, AMÉRICO vamos passar a noite toda velando o indigitado irmão da LUCINDA, que tantas atrapalhações criou ao longo de sua vida inútil; as horas da madrugada não são fáceis de passar.

Vontade é boa, mas não resolve tudo. E hoje, apesar do empenho da garotada, o SANTOS foi superado pelo FLAMENGO, por 2 a 1, no MARACANÃ. Com três jogos em seis dias – por causa das partidas adiadas para a participação no amistoso contra o BARCELONA – o PEIXE não teve fôlego para manter o embalo e encostar no G-4 do BRASILEIRÃO.
MURICY RAMALHO tem um longo relacionamento com o SÃO PAULO. Como jogador, ficou dos 10 aos 24 anos no clube para, depois, ir ao MÉXICO. Voltou como auxiliar de TELÊ SANTANA, em 1994, antes de partir para dirigir o GUARANI, três anos depois. Retornou em 2006 e conquistou três Brasileiros, mas saiu em 2009, por não ter trazido uma LIBERTADORES ao MORUMBI. As idas e vindas tiveram mais um capítulo hoje, em sua reestréia, contra a PONTE PRETA, no MORUMBI. E o reencontro do novo – ou velho – treinador com o TRICOLOR não poderia ter sido melhor: vitória por 1 a 0.

A menina GABRIELLY FERREIRA DA SILVA, de 1 ano e 7 meses, foi atingida na virilha por um tiro de pistola calibre 380, ontem á noite, em BARUERI. O autor do disparo dirigia um Volkswagen GOL azul e atirou contra uma FIORINO na qual a criança era transportada pelo pai. O delegado HÉLIO BRESSAN ressaltou que na Rua ANHANGUERA, onde ocorreu o crime, a polícia não localizou câmeras de circuito de segurança. Pela ausência de testemunha, não foi possível também obter as placas do veículo.
GABRIELLY foi levada ao SAMEB de BARUERI e depois transferida para o Hospital FRANCISCO MORAN, onde passou por cirurgia. A menina não corre risco de morrer.

O pagodeiro EVANDRO GOMES CORREIA FILHO foi condenado nesta noite, a 33 anos e 20 dias de prisão pela morte da ex-mulher e por tentar assassinar o próprio filho, então com 6 anos, em 2008. Foragido há quase cinco anos, EVANDRO se entregou pela manhã no Fórum de GUARULHOS. Já preso, ele falou ao júri. Primeiro, negou os crimes e disse que fugiu do local por medo de ser linchado. O pagodeiro estava foragido desde novembro de 2008. Ao chegar ao Fórum, entrou pela porta da frente, de cara limpa – ao contrário da última vez, quando apareceu na TV, em setembro de 2010, com uma peruca, óculos e uma barba falsa – afirmou que provaria sua inocência. Em uma conversa rápida, disse que a ex-mulher ANDRÉIA CRISTINA BEZERRA NÓBREGA cometeu suicídio.
O Ministério Público insistiu na tese de que ANDRÉIA teria jogado o filho pela janela e pulado em seguida do terceiro andar do prédio onde moravam, no JARDIM SANTA MENA, porque EVANDRO cortou a mangueira do gás e ameaçou explodir o apartamento com os três dentro. A mulher morreu na hora e o menino sobreviveu.

Está para acontecer uma grande desmoralização no STF. O ex-ministro da Casa Civil JOSÉ DIRCEU, chefe dos mensaleiros, e mais 11 condenados no processo tiveram renovadas, hoje, as esperanças de escapar da prisão ao ouvir do ministro CELSO DE MELLO, o decano do STF que ele deve aceitar os chamados embargos infringentes.
Este recurso, em um primeiro momento, livra os mensaleiros de cumprir a pena atrás das grades e dá a todos que tiveram ao menos quatro votos contra a condenação o direito de ter um novo julgamento no próprio STF. Isso pode fazer com que alguns crimes prescrevam.
DIRCEU, por exemplo, pegou dez anos e dez meses de prisão. Na hipótese de ele conseguir ser julgado de novo e absolvido do crime de formação de quadrilha, a pena cairia para sete anos e 11 meses, o que dá ao chefe da quadrilha do mensalão o direito de trabalhar e só dormir em um presídio. Ele ainda poderia requerer a prisão domiciliar.
Hoje votaram pela prisão imediata dos condenados a ministra CARMEN LÚCIA e GILMAR MENDES. Eles seguiram o entendimento de JOAQUIM BARBOSA e LUIZ FUX. Do outro lado, RICARDO LEWANDOWSKI acompanhou o entendimento de LUÍS ROBERTO BARROSO, TEORI ZAVASCKI, ROSA WEBER e DIAS TÓFFOLI.

O presidente sírio, BASHAR AL-ASSAD, condicionou a entrega de armas químicas à comunidade internacional ao fim de ameaças de ataque dos ESTADOS UNIDOS e também que o país pare de enviar armamento a rebeldes. ASSAD disse ainda que DAMASCO assinará a convenção de armas químicas da ONU nos próximos dias e só depois de um mês entregará o estoque químico.
Após seu primeiro encontro com o chanceler russo, SERGEI LAVROV, sobre a possibilidade de a SÍRIA entregar suas armas químicas, o secretário de Estado dos EUA, JOHN KERRY, rejeitou a proposta do governo de BASHAR AL-ASSAD. O secretário norte-americano reforçou que foi a GENEBRA buscando uma solução diplomática para a crise, mas, se ASSAD não concordar em se desfazer do arsenal, os EUA podem prosseguir com os planos de um intervenção militar.
Já o ministro francês das Relações Exteriores, LAURENT FABIUS, disse que o relatório dos inspetores da ONU sobre o uso de armas químicas na SÍRIA será divulgado na segunda-feira e deverá culpar o regime ASSAD pelo ataque de 21 de agosto, que provocou centenas de mortes. 

2 014     :      -    SEXTA-FEIRA
Nos próximos dias 10, 11 e 12 de Setembro, acontecerá em nossa cidade o Encontro Internacional Evoliano, cujo movimento cultua Julius Evola, o líder do neofascismo. Não fosse só pelos evolianos, capazes de incitar a intolerância e o fascismo entre nosso povo tão sincrético em seus princípios, este Encontro traz como palestrantes duas figuras extremamente perniciosas para destilarem seus venenos entre nossos jovens.
Uma delas é o sociólogo Alexandr Dugin, conselheiro de Putin, que advoga a simples anexação de toda a Ucrânia, usurpando a independência de todo um país. Dugin é partidário de todo um conjunto de leis homofóbicas hoje vigentes na Rússia. O Encontro também receberá Alain Soral, um famoso sociólogo francês de extrema direita antissemita, com vários processos na França por antissemitismo declarado, e que eu não sei como consegue entrar em nosso país, tendo um ódio tão declaradamente exposto em tantos processos legais.
Os evolianos mesmos, em seu blog, negam o Holocausto como se fosse uma invenção dos seres inferiores.
Como podemos reagir a um evento destes? Denunciando aqui. Nesta casa que representa nossa cidade, alertando contra o perigo que isto representa.
Avisando todos os nossos conhecidos para que boicotem um evento destes, sabendo que lá, a democracia estará sendo pisoteada, pois este é um princípio que os evolianos não respeitam.
Tenho que confessar que me senti enojado ao ler os conceitos filosóficos nos quais se baseiam os princípios de superioridade de raça humana dos evolianos.
Para eles, seres humanos nem sempre são iguais e daí começa toda a sua evolução de pensamento. Aliás, eles contestam a Declaração Universal dos Direitos Humanos emitida pela ONU em 1948.
Como vereador de nossa cidade, e mesmo como pessoa consciente e amante da diversidade, eu não posso deixar de me manifestar contra um evento desta ordem.
Sei que a liberdade de expressão exige de nós uma amplitude desconfortável, mas pergunto-me qual é o limite do bom senso e quando é que a expressão torna-se incitamento ao racismo. É uma linha tênue e preocupa-me as insinuações, as piadas e o calor das discussões.
Amanhã, com um congresso destes a democracia ficará um pouco mais pobre em nossa cidade.
Que tenhamos eventos mais edificantes em nossa gloriosa São Paulo.
Floriano Pesaro
Sociólogo e Vereador. 

Não posso compreender como acontece um Encontro Internacional desse tipo em nossa cidade. A mensagem de FLORIANO PESARO traz um recado de que estamos muito mal com a nossa cultura. Esse encontro é pernicioso para o BRASIL. Coloco a advertência de FLORIANO PESARO em meu blog.
Também coloco no blog o convite que recebo do Núcleo MMDC-LESTE comunicando um evento Cívico, Solene e Cultural no Colégio TOBIAS DE AGUIAR no dia 18 de setembro, às 19:30 horas. 

 GENERAL MOURÃO: ELES QUE VENHAM" A TROPA RESPONDEU "SERÃO DERROTADOS"
Repassando.... e é verdade!
Ad Sumus
General Mourão - Comandante Militar Sul à frente da Tropa!
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Perto de ser tirada do poder, a comandanta-em-chefa Dilma Rousseff sofreu a primeira demonstração pública de descontentamento com a situação nacional feita por um Oficial General de quatro estrelas, em serviço ativo, e no comando de um dos mais importantes cargos do nosso Exército. O Comandante Militar do Sul, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, aproveitou um comentário no final da ordem do Dia do Comandante do Exército em 25 de agosto (Dia do Soldado), em Porto Alegre, para mandar um recado:
"Eu não poderia deixar de complementar a Ordem do Dia do Exmo Sr. Gen Peri. Dirijo-me aos meus Oficiais, Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados, da ativa e da reserva. Ainda temos muitos inimigos internos que impedem o nosso caminho rumo ao progresso e à democracia. Mas se enganam aqueles que nos imaginam desprevenidos ou     despreparados. ELES QUE VENHAM!". No que a tropa, devidamente treinada, respondeu de bate pronto: "SERÃO DERROTADOS".
O recado militar ganha repercussão, circulando nos e-mails de generais da ativa e da reserva, com o título “Atenção à manobra”. As palavras do General Mourão foram ouvidas, na solenidade, pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército De Nardi. Desde ontem, no Ministério da Defesa, já se especula sobre uma “reprimenda ao General crítico” que o ministro Celso Amorim encomendaria ao Comandante do Exército, General Enzo Peri. No Palácio do Planalto, a recomendação é não colocar lenha no episódio para não fomentar o ambiente para uma crise militar em final de governo.
A mensagem do General Mourão foi interpretada como uma advertência direta à Comissão da Verdade e ao Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, pela recente manifestação em defesa de uma reinterpretação, na prática, da Lei de Anistia de 1979, para adequá-la aos tratados internacionais do Brasil sobre direitos humanos. O jogral do General, mandando os inimigos virem, com a tropa respondendo que serão derrotados é uma prova direta da desmoralização final do governo do PT.
Em conversas reservadas, os militares já se preocupam, seriamente, com o novo governo que se desenha pela via da indução das pesquisas eleitorais. Nas Forças Armadas, uma eventual vitória de Marina Silva é vista como “um grande atraso, um retrocesso institucional” – na visão de vários oficiais generais da ativa. Mesmo que Marina, cautelosamente, já tenha repetido em entrevistas que não mexerá na Lei de Anistia, os militares a consideram “uma incógnita radical que pode acelerar a marcha do Brasil a uma hegemonia de esquerda autoritária e populista, pela via de conselhos populares e grupos de protesto organizados”.
No meio militar, a previsão é de um ano de 2015 com “crises de vários tipos”.
NOTA:Defesa avalia reprimenda a Comandante Militar do Sul por incitar tropas a derrotarem “inimigos internos”
 TODO O APOIO AOGENERAL MOURÃO /CMT CMS
Olá, todos
Essa matéria me trouxe a esperança de que, apesar de todas as investidas gramscistas, eles terão muito trabalho pela frente para impor o comunismo no Brasil.
Não há de ser apenas por mera coincidência que o general quatro estrelas se chame Mourão!

Lúcio
 De
Data: 4 de setembro de 2014 09:49
Assunto: Fw: Atenção à manobra!!! Comandante do CMS
Para: undisclosed-recipients
 Prezados companheiros
 A respeito do e-mail abaixo, posso informar, com absoluta segurança, o seguinte:
 Na cerimônia, o Gen Mourão realçou para a tropa a figura de Caxias, como o grande artífice da unidade nacional, debelando revoltas e concedendo anistia. Afirmou que esse foi o legado para o nosso Exército, que assim tem procedido, impedindo que a democracia e a paz social, Objetivos Nacionais Permanentes, sejam ameaçadas.
O Gen Mourão deixou claro que: “fizemos ontem e faremos sempre”
.Ao final foi dado o brado do Regimento  Mallet : Eles que venham! A tropa respondeu "Serão derrotados”
Carlos Alberto Brilhante Ustra – Cel Ref do EB  - e ex-comandante do Gen Mourão, na época em que ele era1º tenente, no 16º GAC, em São Leopoldo/RS.

                                                                                              
E agora, João ?....
Castellenses de ontem, hoje e sempre, bom dia !
Alguém sabe algo sobre o fato abaixo ????
Abrs
Aquino​
Caro amigos,
Recebi de fonte altamente confiável, presente à cerimônia comemorativa do Dia do Soldado realizada em Porto Alegre, o relato abaixo:
- presente à cerimônia, entre outras autoridades, o Gen Ex De Nardi, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas;
- como de praxe foi lida a Ordem do Dia do Comandante do Exército alusiva ao evento;
- terminada a leitura, o Comandante do Comando Militar do Sul, Gen Ex Mourão, usou a palavra: "Eu não poderia deixar de complementar a Ordem do Dia do Exmo Sr. Gen Peri. Dirijo-me aos meus Oficiais, Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados, da ativa e da reserva. Ainda temos muitos inimigos internos que impedem o nosso caminho rumo ao progresso e à democracia. Mas se enganam aqueles que nos imaginam desprevinidos ou     despreparados. ELES QUE VENHAM!"; e
- a tropa formada, evidentemente treinada para tal, respondeu em uníssono: "SERÃO DERROTADOS".
Esta é, pelo menos que eu tenha conhecimento, a primeira demonstração pública de descontentamento com a situação nacional feita por um Oficial General do último posto, em serviço ativo, e no comando de um dos mais importantes cargos do nosso Exército
Para os que concordam e também para aqueles que discordam das preocupações externadas publicamente pelo Comandante Militar do Sul, repito o título deste e-mail: "Atenção á Manobra".
Pedi à minha fonte que transmitisse ao Gen Ex Mourão, titular do CMS, os meus cumprimentos pelas suas palavras.
Forte abraço,

Compareci na Formatura do Dia do Soldado no RC Gd.
Presente o Gen Ex de Nardi - CH EM FFAA.
Cerimônia - dispositivo pronto etc...
Foi lida a "Ordem do dia" que envio em anexo.
Terminada a leitura o Gen Mourão falou assim:
" Eu não poderia deixar de complementar a Ordem do Dia do exmo sr gen Peri. Dirijo-me aos meus Oficias, Subtenente, Sargentos, Cabos e Soldados da Ativa e Reserva.
Ainda temos muitos inimigos internos que impedem o nosso caminho rumo ao progresso e à democracia. Mas se enganam aqueles que nos imaginam desprevenidos, despreparados:
"ELES QUE VENHAM !"...a tropa escolada para tal, respondeu em uníssono: " SERÃO DERROTADOS !"......
Desfile etc...
No almoço - ao qual estive presente - formou-se uma verdadeira procissão para cumprimentar o gen Mourão......
Só se comentou o discurso do general.....
Carpe Diem

Defesa avalia reprimenda a Comandante Militar do Sul
http://www.informe.me/politica/defesa-avalia-reprimenda-a-comandante-militar-do-sul/
Posted in Comunismo, Corrupção, Exército, Forças Armadas, Governo, Militar Tags:"General Mourão" , Brasil ,Comissão da  Verdade , comunismo , corrupção , Forças Armadas , governo , militares , ordem do dia , PT  - Defesa avalia reprimenda a Comandante Militar do Sul por incitar tropas a derrotarem “inimigos internos”
Perto de ser tirada do poder, a comandanta-em-chefa Dilma Rousseff sofreu a primeira demonstração pública de descontentamento com a situação nacional feita por um Oficial General de quatro estrelas, em serviço ativo, e no comando de um dos mais importantes cargos do nosso Exército. O Comandante Militar do Sul, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, aproveitou um comentário no final da ordem do Dia do Comandante do Exército em 25 de agosto (Dia do Soldado), em Porto Alegre, para mandar um recado:
“Eu não poderia deixar de complementar a Ordem do Dia do Exmo Sr. Gen Peri. Dirijo-me aos meus Oficiais, Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados, da ativa e da reserva. Ainda temos muitos inimigos internos que impedem o nosso caminho rumo ao progresso e à democracia. Mas se enganam aqueles que nos imaginam desprevenidos ou     despreparados. ELES QUE VENHAM!”. No que a tropa, devidamente treinada, respondeu de bate pronto: “SERÃO DERROTADOS”.
O recado militar ganha repercussão, circulando nos e-mails de generais da ativa e da reserva, com o título “Atenção à manobra”. As palavras do General Mourão foram ouvidas, na solenidade, pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército De Nardi. Desde ontem, no Ministério da Defesa, já se especula sobre uma “reprimenda ao General crítico” que o ministro Celso Amorim encomendaria ao Comandante do Exército, General Enzo Peri. No Palácio do Planalto, a recomendação é não colocar lenha no episódio para não fomentar o ambiente para uma crise militar em final de governo.
A mensagem do General Mourão foi interpretada como uma advertência direta à Comissão da Verdade e ao Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, pela recente manifestação em defesa de uma reinterpretação, na prática, da Lei de Anistia de 1979, para adequá-la aos tratados internacionais do Brasil sobre direitos humanos. O jogral do General, mandando os inimigos virem, com a tropa respondendo que serão derrotados é uma prova direta da desmoralização final do governo do PT.
Por Jorge Serrão
Edição do Alerta Total

Um dia de calor, com 34º já pela manhã. Tenho um dia de grande atividade na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, mas extremamente gratificante pela maneira como vai se desenvolvendo a Instituição nesses últimos dias de 2014. Temos marcadas várias solenidade já para outubro, além daquelas que ainda teremos em setembro. Muito apoio de amigos, contra as maldades de uns dois ou três inimigos do MMDC, gratuitos, pois nada há de errado na Entidade. Interpretações maldosas, até criminosas, pois insinuam coisas que não existem, deverão ser encaminhadas para um desfecho dentre em breve. Chegam informações de pessoas que sabem o que há por trás dessas aleivosias jogadas em detrimento da instituição, que, Graças a Deus, está muito bem em todos os setores da sociedade paulistana, tanto na capital, como no interior.
Já no final da tarde recebo a visita do SUBTENENTE GEORGE TRAJANO. Vem ele trazer os diplomas prontos para a entrega da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA no dia 26 de setembro no 2º BPE.
Cai bruscamente a temperatura no final da tarde. Saio da Sociedade depois das 17 horas.
Já em casa, abrindo a caixa de mensagens, pela internet, o CORONEL PM ODAIR DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO mandou o seguinte e-mail:
COMPANHEIROS, incumbiu-me o filho do EDILBERTO FERRARINI, TURMA TUIUTY/68, de comunicar  a todos os amigos, que o pai dele está internado em estado "muito grave"(sic), vítima de câncer de fígado, não é mais possível o transplante.
Quanto ao horário de visitas não perguntei, porque o FERRARINI passa grande parte do tempo sedado profundamente
fone da CRAZ 3348-4000
                        QUARTO 1001
Ligar no PBX  e ao atender teclar a opção 5, dando o nome dele CEL  EDILBERTO FERRARINI
oremos em prol de FERRARINI
O EDILBERTO FERRARINI nasceu em 14 de janeiro de 1946. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 14 de fevereiro de 1964 (eu sai da ESCOLA DE OFICIAIS um ano antes, ou seja, em 7 de setembro de 1963). Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 24 de agosto de 1968. PROMOÇÕES: 2º TENENTE - 24 de maio de 1969; 1º TENENTE - 24 de maio de 1973; CAPITÃO - 15 de dezembro de 1978; MAJOR - 15 de dezembro de 1985; TENENTE-CORONEL - 24 de maio de 1990. Passou para a reserva, como CORONEL, em 2 de março de 1999.

Desde a morte do candidato à Presidência da República EDUARDO CAMPOS (PSB), em um acidente aéreo em SANTOS, no litoral sul, muita coisa mudou no cenário político. A sucessora do ex-governador de PERNAMBUCO na disputa pelo Palácio do Planalto, MARINA SILVA (PSB), aparece nas pesquisas como grande ameaça ao trono de DILMA ROUSSEFF, deixando para trás AÉCIO NEVES. Mas um mês depois da tragédia, a realidade de quem teve a vida destruída pelo jato CESSNA CITATION no bairro do BOQUEIRÃO continua a mesma.
Centenas de moradores que tiveram seus imóveis atingidos pelo avião na manhã chuvosa de 13 de agosto ainda não conseguiram retornar à rotina e, pior, nem sabem quando voltarão a ter uma rotina.

Três dias após o corpo do investigador MARCELLO LEPISCOPO, de 38 anos, ter sido encontrado enterrado em uma vala na favela do MORRO DA BAIANA, no GUARUJÁ, na BAIXADA SANTISTA, a Polícia Militar prendeu hoje o suspeito de comandar o tráfico de drogas no local. JAÍLSON DE LIRA ALMEIDA, conhecido como DOGUM, ZICA ou PELÉ, tem 35 anos e estava foragido da Justiça. A polícia não confirma, mas ele teria mandado matar LEPISCOPO.
Na quinta-feira a polícia já tinha detido CAÍQUE MARTINS COELHO, o ZULU, de 21 anos, também suspeito de participação na morte do investigador. Um terceiro bandido ainda é procurado. Hoje a polícia chegou a fazer uma blitz na casa dele, mas o suspeito não estava na residência.
A versão oficial da Secretaria de Segurança Pública é de que DOGUM foi detido em cumprimento a um mandado de prisão temporária de 30 dias, expedido pela 1ª Vara Criminal de GUARUJA. Em outubro do ano passado, a Polícia Civil realizou a OPERAÇÃO CAPIVARA, ocasião em que deteve 17 pessoas de uma facção criminosa, mas o traficante não foi localizado.
Com DOGUM  a polícia encontrou seis celulares, 906 reais, um bloco de anotações, quatro contas de telefones celulares, além de diversos documentos em nomes de outras pessoas.

Uma briga de casal terminou de forma trágica na noite de ontem em AMERICANÓPOLIS, na zona sul da capital paulista. Um homem de 40 anos tentou matar a mulher a facadas e se matou em seguida. Os dois estavam dentro da residência do casal, na Rua PARAÍBA DO SUL. Após um desentendimento causado por ciúmes, WANDERSON LÉLIS, de 40 anos, deu duas facadas em LUCINETE DOS SANTOS, também de 40 anos.
Como morava em cima de um estabelecimento comercial, após ter desferido os golpes contra a mulher ele foi até a sacada e se jogou. A PM foi acionada por vizinhos do casal, que se asustaram com os gritos que vinham da residência. Quando os agentes chegaram ao local, o homem á estava caído na rua. Segundo testemunhas, em declaração à polícia, o casal tinha muitas brigas e morava junto fazia pouco tempo. O SAMU foi acionado, mas LÉLIS já estava morto. Ferida, LUCINETE foi encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital Municipal DOUTOR ARTHUR RIBEIRO DE SABOYA, no JABAQUARA, também na zona sul. A Secretaria Municipal de Saúde informou, hoje à noite, que a vítima permanece internada, em estado estável.

O Secretário Estadual da Segurança Pública, FERNANDO GRELLA VIEIRA, acompanhou nesta tarde a abertura de uma operação da Polícia Militar no ITAIM PAULISTA e JARDIM ROBRU, bairros da zona leste da cidade. Chamada de PREVPAZ (Política para Prevenção Criminal e Manutenção da Paz e Ordem Pública), a ação consiste em reforçar o policiamento em bairros violentos da capital. O projeto começou em agosto nos bairros do CAPÃO REDONDO, CAMPO LIMPO e JARDIM ÂNGELA (zona sul). A ação local reduziu em 60% o índice de homicídios, 22,3% nos roubos em geral, 37,5% nos roubos de veículos e 36,6% nos furtos de veículos. No mesmo mês a operação foi feita na zona norte (PARADA DE TAIPAS e BRASILÂNDIA) e reduziu em 50% os roubos e furtos de carros e de 6 nos roubos.

O DEIC prendeu cinco bandidos ontem. O bando roubava cargas em rodovias paulistas. As prisões foram feitas em SÃO BERNARDO DO CAMPO (GRANDE ABC), MONGAGUÁ (BAIXADA SANTISTA), ITU (INTERIOR) e em FOZ DO IGUAÇU e MARINGÁ, no PARANÁ. O delegado JOÃO RENATO WESELOWSKI disse que as prisões causaram uma quebra no comando das operações da quadrilha. A ação foi feita por agentes da 2ª Delegacia de Investigações Sobre Roubo de Carga, que também recuperaram três carretas.

Foram presos hoje dois suspeitos de matar o CAPITÃO PM UANDERSON MANOEL DA SILVA, Comandante da Unidade de Polícia Pacificadora NOVA BRASÍLIA, no Conjunto de favelas do ALEMÃO, no RIO. Segundo a Polícia Militar, um deles, até às 12 horas não identificado, estava escondido em uma fábrica ocupada desde março, conhecida como FAVELA TUFFY. Durante a ação da polícia para achar e prender o suspeito, houve tumulto com moradores. Alguns tentaram fechar a Avenida ITAOCA, em protesto. Bombas de efeito moral foram lançadas. Outro suspeito, CASSIANO DA SILVA HARRIS, de 20 anos, foi preso na madrugada.

O Ministério Público do RIO denunciou quatro homens que participaram da agressão a três adolescentes no ATERRO DO FLAMENGO, na zona sul, em 31 de janeiro deste ano. Na ocasião, um dos jovens foi acorrentado com uma tranca de bicicleta a um poste na Avenida OSWALDO CRUZ, JOÃO VICTOR ANDRADE DE MORAES, RAPHAEL SILVA FERNANDES DOS SANTOS, YURI NOGUEIRA MAIMONE e LEONARDO BOLLINGER SCHERER tiveram a prisão preventiva requerida para evitar que o grupo não pratique novos crimes. O grupo de cerca de 20 pessoas "patrulhava" os bairros da zona sul para vingar crimes de roubo e furto na região.

Flagrada xingando o goleiro santista ARANHA de macaco durante o jogo contra o GRÊMIO, pela COPA DO BRASIL, no mês passado, PATRÍCIA MOREIRA DA SILVA teve parte de sua casa incendiada hoje. O fogo ficou concentrado no piso da área próximo ao registro de água, do lado de fora da residência. Um homem foi preso, suspeito de iniciar o incêndio. O rapaz, identificado por uma testemunha, acabou levado para a 14ª Delegacia de Polícia de PORTO ALEGRE pra prestar depoimento. De acordo com o delegado TIAGO BALDIN, a testemunha também vem sendo alvo de ameaças e, por isso, não teve o nome revelado.
O Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das 4 horas da madrugada, no entanto, quando chegou ao local, vizinhos já haviam apagado as chamas. Ninguém ficou ferido no incidente. A residência está vazia desde o dia seguinte ao jogo, realizado em 28 de agosto. Temendo a violência, a família não tem intenção de voltar a morar no local. Desde que imagens de PATRÍCIA xingando o goleiro santista foram exibidas pelas emissoras de televisão, a jovem tem sido alvo de diversas manifestações. Foi afastada do emprego, onde trabalhava como auxiliar de saúde bucal, e, antes da tentativa de incêndio, sua casa já havia sido apedrejada. A própria jovem também chegou a receber ameaças de morte e de estupro pelo telefone. No último dia 5, PATRÍCIA prestou depoimento à Polícia Civil e negou ser racista. Dizendo-se arrependida, ela afirmou ter gritado o xingamento no "calor do momento", pediu desculpas ao jogador e disse que gostaria de encontrá-lo. A iniciativa, porém, não empolgou ARANHA. Apesar de afirmar ter aceitado o pedido de desculpas dela, o arqueiro santista descartou qualquer possibilidade de conhecer a jovem.

A juíza THOKOZILE MASIPA enquadrou o paratleta OSCAR PISTORIUS por homicídio culposo pela acusação de matar a namorada, REEVA STEENKAMP. Ela foi atingida por tiros através da porta do banheiro. A sentença será pronunciada em 13 de outubro e a pena pode variar de pagamento de fiança a 15 anos de detenção.  

2 015     :   -    SÁBADO
A viagem que fiz a CAMPO GRANDE foi importantíssima. Recebi mais de cem imagens da solenidade na 30ª Circunscrição de Serviço Militar instalada na Avenida AFONSO PENA, 2270, no centro da cidade. O TENENTE-CORONEL LUCIANO DE SOUZA CRUZ e seus oficiais foram de uma lisura digna de elogios, demonstrando a união que temos para com o Exército brasileiro. Tudo transcorreu muito bem, mas a velhice é um fato concreto e os meus quase 79 anos atrapalha bastante a minha vontade de ser útil à causa que abracei há mais de dezenove anos. O desgaste com a viagem impede que eu possa participar hoje do desfile tradicional na Vila Santa Catarina, no JABAQUARA.
Em casa, numa manhã chuvosa e fria, procuro me refazer da viagem a CAMPO GRANDE. Minhas memórias também precisam de certa atenção, pois as revisões das datas para lançamento no blog estão atrasadas desde o dia 9 de setembro.
Pela internet, tomo conhecimento das atividades de nossos amigos e amigas relacionados com a Revolução Constitucionalista. Recebo um pedido de VALDIRA COSTA HENRIQUE, filha de um dos voluntários do Movimento. Sabe-se apenas que ALVINO DA COSTA HENRIQUE recebeu a Medalha MMDC e que nasceu em BEBEDOURO. Coloco no facebook o seguinte pedido:
Nossos amigos e nossas amigas constitucionalistas. Alguém pode ajudar VALDIRA COSTA HENRIQUE? Ela procura dados que comprovem a participação de seu pai ALVINO DA COSTA HENRIQUE QUE LUTOU NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. Ele nasceu em BEBEDOURO, mas não há comprovante de sua participação no movimento constitucionalista a não ser o recebimento da MEDALHA MMDC. A COMISSÃO ESPECIAL DA REVOLUÇÃO exige mais provas.

E-BOOK "Núcleos de Correspondência MMDC: a Sociedade Veteranos de 32-MMDC no Século XXI"

O Presidente do Núcleo de Correspondência de ITAPETININGA, coordenador dos demais núcleos de correspondência, JEFFERSON BIAJONE,  está atuante em suas funções. ele manda email para os demais presidentes:
Estimados presidentes e presidentas de NC
Irmãos em armas pela causa do resgate da memória e dos feitos de nossos paulistas de 32!
Participo-vos que hoje saiu o ISBN do livro digital Núcleos de Correspondência MMDC: a Sociedade Veteranos de 32-MMDC no Século XXI, qual seja, ISBN 978-85-913218-0-3 e que este ano de 2015 iniciarei a montagem com a participação de textos de todos os NCs na ativa em nossa Sociedade.
Trata-se de uma publicação que terá a autoria de todos nós presidentes de NC que participarem com textos. 
Para a prefaciação, convidaremos o presidente de nossa Sociedade quando mais próximo estivermos da finalização dos trabalhos. 

O livro será E-BOOK, 100% digital, livre de custos e isento de qualquer retorno financeiro para todos os envolvidos, com ampla e irrestrita difusão em endereço do ISSUU. Quem desejar impresso, poderá baixa-lo e imprimi-lo como desejar.
Em anexo recebi o texto do presidente Tiago para vossa apreciação. 
Um trabalho tal como o dele, mas referente à particularidade de suas respectivas cidades, estará, meus caros, mais do que excelente e pronto para integrar o livro.
Membros colaboradores e correspondentes de Núcleos de Correspondência poderão também participar com textos. Por ser 100% digital, não há limite de páginas.
Prazos a observar
Prazo de envio dos textos: 31 de dezembro de 2015
Lançamento digital do livro: 23 de Maio de 2016
Por favor enviar os textos em .docx para jbiajone@gmail.com
Em frente para a vitória!
Att e sempre grato, vosso IA
Biajone
Set 10, 2015
PS: Lançamento de CRUZES PAULISTAS Edição Comemorativa dos 80 anos da RC32 (1000 exemplares impressos): 9 de Julho de 2015

Vejo no FACEBOOK as imagens do desfile na SANTA CATARINA. Assim se expressa ANTONIO CARLOS ARISTIDES:
Este ano tirei poucas fotos e não pude aguardar todas as escolas Desfilarem afinal tinha que levar para sair da friagem nosso menino alias tenho que junto com os populares aplaudir de Pé nosso menino Alfredo Pires Filho 96 anos e uma lição de vida e a cada dia me surpreende e admiro ao ouvir estas palavras.. filho os demais que deveriam apoiar esta Festa cívica não estão mas eu estou vou Desfilar a Pé... ao passar a tropa da Policia Militar vendo o veterano aguardando a chega do grupo do MMDC percebeu o gesto desse nosso menino e o saudaram com continência os presentes se emocionaram e tiraram muitas fotos e o filmaram,a organizadora aclamou nosso menino na avenida pelo gesto de extrema dedicação cívica. Quero Agradecer ao Arthur Paschoal, Marcelo Covatz,Francisco Kainer Rinaldi; Oritia Abreu Serafim que passaram a mensagem da Epopeia de 32 na avenida! Cel PM Mario Ventura e como te informei na postagem em resposta ao teu aviso Nos somos os teus voluntários!! Espero que aos demais entendam o recado dado por nosso Menino!!Obrigado aos amigos do grupo de Reencenação Histórica Fab Jambock Brasil que levou para a avenida a História dos pracinhas da FEB e abrilhantou este evento sendo aclamado pela organizadora do evento.
Meu comandante Cel Ventura a tropa formou sob o comando de nosso eterno Comandante do Exercito Constitucionalista Alfredo Pires Filho vestiu seu capacete pegou sua bengala e fez correr lagrimas aos presentes mais a aclamação da Organizadora da Comemoração Cívica que repetia aos presentes sempre ... "uma lição de civismo "..! Evento que faz parte do Calendário Oficial da cidade de São Paulo por lei municipal!!
ORÍTIA também colocou no facebook muitas fotos do desfile de SANTA CATARINA.

Você é daqueles que pensam que, no futebol, o importante é a vitória e os três pontos? Se sim, pode comemorar, palmeirense. O VERDÃO fez 2 a 0 no FIGUEIRENSE, hoje, em casa, e cumpriu a meta. Mas se você analisa desempenho e gosta de ver a equipe jogando bem, não deve ter ficado tão feliz assim.
Pode parecer mal-humor, é verdade. Afinal, a equipe saiu de campo com um resultado positivo. Mas a equipe não mereceu o placar.

Um fim surpreendente marcou uma das finais mais inesperadas da história do tênis. A musa italiana FLÁVIA PENNETTA anunciou a sua aposentadoria hoje, momentos após derrotar a compatriota ROBERTA VINCI e conquistar o US OPEN. Aos 33 anos, FLÁVIA nunca havia vencido um GRAND SLAM, série que engloba os quatro principais torneios do circuito.
A italiana, que subirá do 26º para o oitavo lugar no ranking já havia cumprimentado a adversária quando pediu o microfone de volta para falar "uma última coisa". "Quero dizer adeus ao tênis", afirmou, causando espanto de todos na quadra central. "A decisão já estava tomada havia algumas semanas e não poderia haver melhor momento para isso. Não estou triste, estou muito feliz com tudo", acrescentou a tenista, antes de receber um cheque no valor de 3 milhões de reais pela façanha alcançada.
PENNETTA precisou disputar 49 eventos de GRAND SLAM para erguer seu primeiro troféu - na preparação para o US OPEN, ela vencera só dois jogos em piso rápido. "Jamais imaginei que isso poderia acontecer. É um sonho que se torna realidade", reconheceu a campeã.
Tenista com maior quantidade de títulos importantes da história, ROGER FEDERER busca acabar amanhã com um jejum. O vice-líder do ranking mundial encara o sérvio NOVAK DJOKOVIC, com a meta de ganhar seu primeiro GRAND SLAM em mais de três anos.
Dono de 17 troféus, o suíço não conquista um GRAND SLAM desde 2012, quando faturou WIMBLEDON. Em julho, ele teve a oportunidade de encerrar a seca, mas ficou com o vice em LONDRES ao perder justamente para DJOKOVIK. O sérvio, aliás, busca seu terceiro GRAND SLAM no ano - ganhou também na AUSTRÁLIA e foi vice no saibro de ROLAND GARROS. No confronto direto entre eles, o equilíbrio impressiona. Em 41 jogos, FEDERER venceu 21 e DJOKOVIC, um a menos.

Um policial militar empurrou de cima de um telhado de uma casa um suspeito de tentar roubar uma motocicleta no BUTANTÃ, na zona oeste de SÃO PAULO. Em seguida, o homem foi morto a tiros.
A imagem do empurrão, feita com um telefone celular no dia 7 de setembro, foi divulgada nesta noite pela TV GLOBO e mostra o homem rendido no telhado, já deitado, sem qualquer resistência ou perigo aos policiais. Em seguida, ele é jogado pelo PM, de capacete semelhante ao usado por policiais da ROCAM.
A imagem não mostra o que acontece no chão, mas é possível ouvir dois tiros. O suspeito saiu da residência morto. Um segundo homem, que também seria ladrão, foi morto por policiais militares na rua. Câmeras de monitoramento mostraram a execução com o suspeito rendido. Cinco PMs estão presos e, hoje, foram encaminhados para o Presídio Militar "ROMÃO GOMES", na zona norte.
Na última quinta-feira, o juiz FERNANDO OLIVEIRA CAMARGO, da 5ª Vara do Júri, decretou a prisão temporária dos policiais por 30 dias. A Corregedoria da PM acompanha o caso.
O rapaz jogado do telhado foi identificado como FERNANDO HENRIQUE DA SILVA. Ele e PAULO HENRIQUE PORTO DE OLIVEIRA estariam tentando roubar uma moto na Rua MOACIR MIGUEL DA SILVA, no BUTANTÃ. O veículo foi abandonado na Rua CORINTO, no mesmo bairro. Ao ser abordada, a dupla tomou lados opostos.
FERNANDO foi morto dentro de uma casa durante troca de tiros - o boletim não cita o empurrão nem o fato dele ter sido rendido no telhado o que, em tese, comprova que não tinha como o bandido estar armado.
As imagens da morte de PAULO HENRIQUE mostram ele cercado e algemado. Levado a uma rua lateral, logo em seguida levou dois tiros no peito. Na sequência, um PM voltou ao carro da polícia, pegou uma arma e levou até onde estava o suspeito para forjar um confronto.
O promotor ROGÉRIO LEÃO ZAGALLO, da 5ª Vara do Júri de SÃO PAULO, disse que os policiais serão indiciados por homicídio duplamente qualificado, fraude processual e denunciação caluniosa. Os advogados deles não foram encontrados.

Três jovens morreram em um grave acidente nesta madrugada na MARGINAL TIETÊ. Nove pessoas estariam no carro, um FIAT IDEA. Segundo boletim de ocorrência divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, cinco foram internadas.
Por volta das 4 horas, os jovens haviam deixado uma festa e iriam para outra quando o motorista perdeu o controle do veículo e bateu num poste. O acidente foi no sentido LAPA, entre as pontes ARICANDUVA e TATUAPÉ, na VILA MARIA.
O carro era dirigido por RAIANDERSON DE ANDRADE MENEZES, de 23 anos, um dos mortos. Ele morava na VILA CARRÃO, na zona leste.
O padrasto do jovem, NICOLINO SQUILEIRO, disse que RAIANDERSON, que trabalhava como motorista, havia comprado o carro há cerca de um mês. "Ainda não tinha dado tempo para transferir o documento para o nome dele", afirmou.
Amigos de RAIANDERSON deram a notícia do acidente à família. "Ele dirigia bem e não bebia quando estava com a gente. Mas não sabemos o que aconteceu, se era ele mesmo que estava dirigindo ou se havia bebido", disse. O enterro do rapaz será amanhã, no Cemitério VILA FORMOSA.
NICOLAS BEZERRA DE OLIVEIRA, 21, e VINÍCIUS SOUZA SILVA, 23, também morreram no local - os três ficaram presos nas ferragens, de acordo com os bombeiros.
Os outros jovens foram encaminhados aos hospitais VILA ALPINA, VEREADOR JOSÉ STOROPOLLI e SANTA CASA DE MISERICÓRDIA. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.

A crise econômica que faz estrago na indústria também chega com força no comércio. Um levantamento da FECOMERCIOSP mostra que de janeiro a julho deste ano, 57.235 postos de trabalho foram fechados.
Os números de estudo foram obtidos junto ao banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Nos sete primeiros meses do ano o comércio varejista paulista empregou pouco mais de 2,1 milhões de trabalhadores, dos quais 666 mil eram da capital. Do número geral, 29,8% estavam empregados na atividade de supermercados, seguida por outras atividades (16,4%) e lojas de vestuários, tecidos e calçados (13,3%). De acordo com a FECOMÉRCIO, nesse período foram registradas 617.369 admissões contra 674.604 desligamentos, o que representa uma queda de 2,6% em relação a dezembro de 2014. Desde 2007, é a primeira vez que há fechamento de vagas no varejo paulista neste período.
Apenas em julho foram eliminados 5.135 empregos. No acumulado do ano, das nove atividades varejistas pesquisadas pela FECOMÉRCIO, os piores desempenhos relativos são das lojas de vestuário, tecido e calçados (- 8%) e das concessionárias de veículos (- 5%), que registram saldo negativo de trabalhadores em todas as regiões paulistas.
Em contrapartida, os melhores resultados foram observados nos segmentos de supermercados (- 0,9%) - mesmo com redução de mais de 5 mil vagas - e farmácias e perfumarias (1,1%), única atividade a apresentar alta, com criação de 1.763 postos de trabalho no período.
Na avaliação da entidade, os desligamentos estão diretamente ligados ao desempenho de vendas do comércio varejista. Com receitas menores, os empresários se veem na necessidade de adequar os custos ao cenário de demanda arrefecida, e uma das formas é a redução de colaboradores.
A análise da federação faz um recorte do desempenho de cada um dos 645 municípios paulistas no ano. Os maiores saldos negativos foram observados em SÃO PAULO ( - 14.155 empregos);  ITAPEVI ( - 2.415 empregos) e RIBEIRÃO PRETO ( - 1.981 empregos) enquanto as maiores gerações de vagas foram em APARECIDA (228 empregos); BARRINHA (183 empregos) e MAIRINQUE (141 empregos).

Pelo menos 85 pessoas morreram hoje em uma cidade no centro da ÍNDIA, quando um botijão de gás explodiu em um restaurante, provocando uma segunda explosão de detonadores de construção armazenados ilegalmente nas proximidades. O botijão explodiu no momento em que as pessoas se preparavam para tomar café da manhã na cidade de PETLAWAD, no estado de MADHYA PRADESH, a cerca de 800 quilômetros de NOVA DÉLHI.
Corpos ficaram estendidos no meio dos escombros do restaurante que desabou. Motocicletas retorcidas e destroços se espalharam do lado de fora, com uma multidão de curiosos procurando por sobreviventes. Aproximadamente cem pessoas ficaram feridas na explosão, afirmou ARUN SHARMA, um médico local que tentava ajudar as equipes de resgate.
O número de mortos deve passar de cem, pois o resgate continuava retirando corpos dos escombros durante todo o dia. "Já ouvimos falar em até 104 pessoas mortas", afirmou o inspetor de polícia MEWA LAL GOND às agências internacionais.
O primeiro-ministro da ÍNDIA, NARENDRA MODI, expressou pesar pela tragédia. "Estou extremamente angustiado com a perda de vidas devido à explosão de cilindro em JHABUA. Minhas profundas condolências às famílias dos mortos", escreveu MODI na rede social TWITTER.

Mais de um milhão de pessoas serão deslocadas dentro da SÍRIA até o fim do ano se a guerra no país não abrandar, elevando potencialmente o fluxo de refugiados para a EUROPA, disse o coordenador humanitário da Organização das Nações Unidas na SÍRIA, YACOUB EL HILLO. Ele disse que o conflito já havia deslocado um milhão de pessoas dentro do país em 2015 até agora, com a intensificação dos combates em grande parte do país, em seu quinto ano de bombardeios. HILLO pediu um maior apoio internacional para os esforços de ajuda voltadas a sustentar sírios em seu país, sempre que possível, e advertiu que um inverno rigoroso previsto à frente traria ainda mais dificuldades. "A menos que algo grande seja feito para resolver este conflito, por meio de meios políticos, o trem humano que começou a se mover para fora da SÍRIA e região continuará ocorrendo durante muitos meses à frente", afirmou EL HILLO.

A ARÁBIA SAUDITA manteve, hoje, os preparativos para celebrar a peregrinação muçulmana à GRANDE MESQUITA DE MECA e adotou novas medidas para que acidentes como o de sexta-feira não se repitam. Um guindaste caiu e causou mais de cem mortes. O HAJJ, peregrinação anual dos muçulmanos a MECA, começa este mês. O diretor-geral da Defesa Civil, SULEIMAN AL AMR, afirmou que seu departamento mobilizou 17,6 mil agentes e 3,8 mil veículos para evitar os riscos relacionados com as obras de ampliação da mesquita. Ele disse que há um  plano para evacuar mais de 60 mil peregrinos em casos extraordinários.

Ao menos 16 civis do IÊMEN, inclusive dez pessoas de uma única família foram mortos em um ataque aéreo da coalizão liderada pela ARÁBIA SAUDITA, que atingiu várias partes do país, hoje. Países do golfo árabe intensificaram ataques contra o movimento xiita HOUTHI, aliado do IRÃ, após a morte de 60 tropas árabes em um ataque com míssil, na véspera.

O presidente da RÚSSIA, VLADIMIR PUTIN, comemorou hoje o fim da violência no leste da UCRÂNIA. Até recentemente ele criticou os ucranianos por não implementar um acordo de paz definido em fevereiro e por continuar bombardeando regiões rebeldes da nação.


2 016    :   -    SEGUNDA-FEIRA
Devo ir hoje até BARUERI, a fim de receber a MEDALHA DO MÉRITO ESPORTIVO DE 2016, bem como condecorar mestre OCTÁVIO com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA.
Senhor Presidente
 Com os nossos cordiais cumprimentos, vimos pelo presente, mui respeitosamente, informar que é desejo desta entidade homenagear Vossa Senhoria com a outorga da MEDALHA DO MÉRITO ESPORTIVO 2016.
Para tanto, tomamos a liberdade de convidá-lo a integrar a Mesa de Honra por ocasião da Solenidade Anual de Promoção dos Técnicos Faixa-Preta devidamente filiados à esta FPJJ. Cabe esclarecer que tal ato terá lugar no próximo dia 12 de Setembro, às 19 horas, como de costume no Teatro Municipal de Barueri, sito à rua Ministro Rafael de Barros Monteiro, 255 - Barueri – SP, e contará com a participação de aproximadamente seiscentos professores de jiu-jitsu do Estado de São Paulo, além de outras autoridades e convidados.
Seguem, em anexo, algumas fotos da solenidade do ano passado.
Sem mais, na certeza de podermos contar com tão honrosa presença, apresentamos os protestos de elevada estima e distinta consideração.
Atenciosamente,
JOSÉ GENTÁLIA
Pela manhã trabalho no computador durante duas horas. Na segunda página do jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, em letras garrafais: ARMA DA PM ALIMENTA MERCADO PARALELO.
Desde 2006, mais de 1,6 mil armas da Polícia Militar de São Paulo foram roubadas, furtadas ou extraviadas e só 366, recuperadas. Para especialistas, esse arsenal acaba nas mãos do crime. Não é uma reportagem conveniente à nossa corporação. Ela foi feita pelo repórter FERNANDO GRANATO.
No artigo “NOSSA OPINIÃO” diz o jornal:
Já vai tarde
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, EDUARDO CUNHA, é o típico político que devemos exterminar da vida pública. Não há mais espaço para esse tipo de gente nos representar em qualquer Poder que seja. CUNHA sempre atuou nos bastidores. No esgoto da política, foi o rato que comandava a ninhada. Sem os holofotes, mas com votos, conseguiu um papel de destaque no esquema, que roubou bilhões de reais da PETROBRÁS. Mas como todo animal que vive recluso, CUNHA quis sair das sombras. Eleito para comandar a Câmara, colocou ao fragilizado governo da então presidente DILMA ROUSSEFF contra a parede. Desafiou o Palácio do Planalto. Humilhou petistas e seus aliados. Até que foi descoberto. Foi então que tentou voltar para o buraco, mas já era tarde. O que esperamos, hoje, é a cassação do seu mandato e, daqui a pouco, sua prisão.

Recebo a seguinte mensagem do Professor BIAJONE:  
Agradeço vossa intervenção pessoal da indicação do prof. Eduardo Negrão. Estou tentando convence-lo a encaminhar as cinzas do pai, Cap Affonso Negrão, para o mausoléu em 2017. Neste mesmo ano, agradeço ao senhor se puder ter o nome do Cap Affonso Negrão na lista dos agraciados post mortem da PMESP para o 9 de julho de 2017 à medalha constitucionalista.
Acredito que a concessão da medalha post mortem e o abrigo final das cinzas no mausoléu se tratam de um reconhecimento derradeiro que nossa SP deve a este herói.

Vamos para o MUSEU MILITAR por volta das 14:30 horas. MARINEI está no centro da cidade com a incumbência de colocar documentos no correio e fazer compras de material de escritório. Mas, pouco depois ela comparece na nossa sala de trabalhos. Recebemos a visita do ALFREDO DUARTE. Ele traz vários ofícios convidando autoridades para a solenidade de 14 de setembro no OBELISCO DO IBIRAPUERA.
Depois, MARINEI leva-me até BARUERI. No Teatro Municipal desse município vamos participar da entrega da MEDALHA DO MÉRITO ESPORTIVO, entregue para um bom número de associados da FEDERAÇÃO PAULISTA DE JIU-JITSU. Vamos conhecer e condecorar o MESTRE OTÁVIO, Presidente da Federação. JOSE GENTÁLIA é o mestre de cerimônias, juntamente com LUCIANO SZAFIR.  
Recebemos a MEDALHA DO MÉRITO ESPORTIVO, cujo certificado está assinado pelo MESTRE OTÁVIO DE ALMEIDA JUNIOR, Presidente; MESTRE ROBERTO MOREIRA LAGE, Vice-presidente; PROFESSOR JEREMIAS CASSEMIRO e PROFESSOR FRANCISCO SANTANA JUNIOR.
Condecoramos MESTRE OTÁVIO com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA e LUCIANO SZAFIR com a MEDALHA MÉRITO CONSTITUCIONALISTA, do Núcleo MMDC-LESTE.
O DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM TELHADA e o CORONEL PM ADILSON FRANCO NASSARO também fazem parte da mesa de trabalhos.
É demorada a entrega da MEDALHA DO MÉRITO ESPORTIVO 2016.
Saímos muito tarde do Teatro Municipal da cidade de BARUERI. MARINEI CHALUB vai me levar em seu carro até GUARULHOS.
OTÁinvestigacao-sobre-dilma-lula-mercadante-e-cardozo-sera-feita-por-sergio-moroDevido à cassação do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, muita coisa está mudando na Lava Jato, porque a moleza do foro privilegiado passa a não mais existir, obrigando que inquéritos em curso no STF sejam encaminhados para os juízes federais Sérgio Moro, em Curitiba, ou Vallisney de Oliveira, em Brasília. Um desses inquéritos a ser redistribuído investiga os ex-presidente Lula da Silva e Dilma Rousseff, os ex-ministros Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo e dois ministros do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão e Navarro Dantas, acusados de formação de quadrilha e obstrução à Justiça, no caso da nomeação de Navarro Dantas para o STJ com objetivo de libertar o empreiteiro Marcelo Odebrecht e outros megaempresários presos na Lava-Jato, segundo denúncia do ex-senador petista Delcídio Amaral. Como se trata de questão ligada diretamente à Lava Jato, deve ser encaminhada ao juiz Moro. No caso, a suspeita se confirmou na prática. Quando Dantas foi nomeado para o STJ, a defesa de Odebrecht estrategicamente apresentou o recurso a ser relatado pelo novo ministro, segundo a praxe do tribunal. Mas “vazou” a notícia da armação comandada por Dilma, e antes do julgamento publicamos aqui na Tribuna da Internet. Dantas realmente apresentou o parecer pela nomeação do empreiteiro, mas foi derrotado pela unanimidade dos demais ministros da Turma do STJ. E foi a partir daí que Marcelo Odebrecht passou a aceitar a ideia de fazer delação.
DILMA PROCESSADA Não há dúvida de que Dilma Rousseff será processada, porque há várias investigações sobre ela, que foi citada por quatro delatores: o blogueiro Alberto Yousseff, o ex-senador Delcídio do Amaral e os executivos Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, ex-diretores da Petrobras.
Com 450 votos favoráveis ao relatório aprovado na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, o ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi cassado pelos 473 parlamentares que registraram presença na noite desta segunda-feira. O resultado foi proclamado às 23h50. A votação põe fim a um processo que já se arrasta há 11 meses. Foram 10 contrários a cassação e 9 abstenções. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou neste domingo à noite uma liminar pedida por Cunha para tentar suspender a votação na Câmara. Foi o quinto recurso de Cunha rejeitado pelo STF, onde o peemedebista é réu em duas ações penais. Numa delas, é acusado de receber propina de US$ 5 milhões por contrato de navios-sonda da Petrobras e, na outra, de ter mantido contas secretas na Suíça. Cunha ainda responde a quatro inquéritos e a um pedido de prisão formulado pelo Ministério Público.
Após ter o mandato cassado de forma devastadora e ficar inelegível até 2027, o agora ex-deputado EDUARDO CUNHA vê seu futuro nas mãos do STF. Relator dos processos da LAVA JATO no SUPREMO, o ministro TEORI ZAVASCKI afirmou hoje que vai analisar a situação dos 11 procedimentos existentes na Corte para investigar suspeitas em torno do deputado cassado. O ministro é responsável pela relatoria de nove dessas ações, que estão relacionadas com o esquema de corrupção que desviava recursos da PETROBRÁS. Ao ser cassado na segunda, o peemedebista perdeu o foro privilegiado, o que garantia que ele fosse julgado pelo STF. Assim, ele deve entrar na mira de SÉRGIO MORO, responsável pelos processos da LAVA JATO na primeira instância. CUNHA é alvo no SUPREMO de duas ações penais, cinco inquéritos, dois pedidos de investigação e um pedido de prisão. Há ainda uma ação que trata do afastamento dele do comando da Câmara e do mandato de deputado federal, que perdeu o objeto no momento em que ele foi cassado.





Nenhum comentário: