domingo, 25 de setembro de 2016

22 DE SETEMBRO DE 2016 - QUINTA-FEIRA





DIA   VINTE   E    DOIS    DE   SETEMBRO    DE    2016    -    QUINTA-FEIRA.
79 anos, 8 meses e 26 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
76º DIA DO 67º ANO
58 anos e 110 dias na PMESP
57 anos e 222 da ESCOLA DE OFICIAIS – 20 880 dias – 498 012 horas.
53 anos e 15 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 193 dias no Posto de Coronel – 342 meses e 10 dias.
5 anos e 77 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 943 dias C O R O N E L - 24 anos e 283 dias na reserva.
11 037-662 040                       10 943-256 400                           10 678-607 560.
DIA DOS SANTOS MAURÍCIO E COMPANHEIROS. SÃO MAURÍCIO comandava a LEGIÃO TEBANA, constituída por cristãos do EGITO. Todos foram mortos por ordem de MAXIMIANO por se recusarem a aceitar deuses pagãos. Os membros da LEGIÃO TEBANA foram mortos por volta do ano 286.
DIA DE SÃO EUGÊNIO LYRA. Foi morto por um pistoleiro em SANTA MARIA DA VITÓRIA, na BAHIA, aos 30 anos, em 1977. Foi um advogado cristão dedicado â causa dos trabalhadores rurais e pequenos proprietários.

DIA DA JUVENTUDE
DIA DO RIO TIETÊ
DIA DO TÉCNICO AGROPECUÁRIO
DIA DO BÓIA-FRIA
DIA DO CONTADOR

TORNE-SE UM HOMEM HONESTO E, ENTÃO, VOCÊ PODERÁ ESTAR CERTO DE QUE HÁ MENOS UM PATIFE NO MUNDO.
                                                                                    CARLYLE

ENTRE O PASSADO, ONDE ESTÃO NOSSAS RECORDAÇÕES, ENTRE O FUTURO, ONDE ESTÃO NOSSAS ESPERANÇAS, FICA O PRESENTE, ONDE ESTÁ O NOSSO DEVER.
                                                                                 SUELI PIOLI

NÃO CONFUNDA JAMAIS CONHECIMENTO COM SABEDORIA. UM O AJUDA A GANHAR A VIDA, O OUTRO A CONSTRUIR UMA VIDA.
                                                                              SANDRA CAREY

249 a. nasce JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA, no RIO DE JANEIRO, em 22 de setembro de 1767. Desde cedo, aos três anos, já mostrava seus dotes musicais, mas o estudo formal começaria apenas aos 6 anos com o professor SALVADOR JOSÉ DE ALMEIDA; a primeira obra, TOTA PULCHRA ES MARIA, data de dez anos mais tarde. Com 24 anos, decide tornar-se padre. Segue-se muito estudo, que o faz passar com louvor em todos os exames. Mas, para um negro, não era suficiente: a ordenação só vem quando ele pede desculpas ao bispo pelo seu “defeito de cor” e recebe de um comerciante uma casa, a propriedade necessária para que um jovem pudesse tornar-se padre. Em alguns anos, ele se tornaria mestre da CAPELA DA SÉ e CATEDRAL DO RIO DE JANEIRO. Pouco depois, com a chegada da corte de dom JOÃO VI ao BRASIL, torna-se mestre da CAPELA REAL, o cargo mais alto a que podia almejar um músico das terras de PORTUGAL. Compunha freneticamente, dava aulas e ainda arranjou tempo para um caso amoroso com SEVERIANA, mãe de seus cinco filhos. O início das dificuldades coincide com a chegada ao País do compositor MARCOS PORTUGAL, em 1811. Os dois dividem o posto de mestre da CAPELA REAL e o português começa a campanha para derrubar o colega. É afastado do cargo de organista da CAPELA REAL. Em 1822, encerra seu curso de música. Renuncia à ORDEM DE CRISTO em favor de seu filho. Na miséria, morre em 1830, deixando cerca de 240 obras catalogadas (acredita-se que tenha escrito o dobro disso). Disse o compositor austríaco SIGISMUND NEUKOMM, lá pelo início do século XIX, a respeito do padre JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA: “Os brasileiros não têm idéia do valor deste homem”.
225 a. nasce FRANCISCO GOMES DA SILVA, em LISBOA, a 22 de setembro de 1791. Deixou o aprendizado de ourives, na loja paterna, para entrar no Seminário, do qual saiu a fim de acompanhar o pai que vinha para o BRASIL, na comitiva do Príncipe Regente D. JOÃO, em 1807. Desde cedo foi um exímio contador de anedotas e pilhérias e por isso teve a alcunha de CHALAÇA. Aos poucos foi conquistando a intimidade do futuro imperador D. PEDRO I a ponto de ser o seu confidente especial. Graças à proteção do CONDE DOS ARCOS e do MARQUÊS DE VILA NOVA, conseguiu ser nomeado, em 1810, para JUIZ DA BALANÇA DA CASA DA MOEDA. Pouco depois, esteve banido temporariamente da Corte por ter raptado uma mulher casada. Com o regresso de D. JOÃO VI a PORTUGAL, o CHALAÇA voltou à intimidade de D. PEDRO I, a quem acompanhava como alcoviteiro, nas suas aventuras amorosas. Não se pode esquecer de que foi ele quem aproximou o futuro imperador da MARQUESA DE SANTOS. Conquistou inúmeros cargos, como Conselheiro Privado, Secretário do Gabinete Imperial, Intendente das Cavalariças do Paço, Concessionário da extração do ouro, além de secretário particular do imperador. Mandou confeccionar, segundo os modelos que apresentou, a primeira coroa imperial do BRASIL e o grande cetro de ouro rematado pelo dragão heráldico da Casa de Bragança. Chegou a ser condecorado com a ORDEM DE CRISTO, da ROSA, da TORRE e ESPADA DE SÃO LEOPOLDO DA ÁUSTRIA, para citar alguns. Os abusos que praticou, as prevaricações que cometeu e a legião de inimigos que acumulou, fizeram levantar contra ele, uma gritaria geral. A opinião pública exigia o seu afastamento, e o MARQUÊS DE BARBACENA, à frente do Ministério, fez ver ao imperador a necessidade de mandá-lo embora. Para contemporizar a situação, o imperador enviou-o à EUROPA, mais precisamente ao REINO DE NÁPOLES como Ministro Extraordinário dos Negócios do BRASIL. Contudo, ele não aceitou o cargo, mas não retornou ao BRASIL. Na EUROPA, escreve o livro MEMÓRIAS OFERECIDAS À NAÇÃO BRASILEIRA, no qual se defende das acusações. Logo após a sua abdicação em 1831, D. PEDRO I retorna a PORTUGAL como D. PEDRO IV. Tomando conhecimento da volta do monarca o CHALAÇA se apresentou para servi-lo. Imediatamente foi nomeado Secretário de Estado da Casa de Bragança. Morto D. PEDRO IV em 1834, o CHALAÇA continuou no exercício do cargo e ainda se tornou Procurador Tutelado da imperatriz viúva D. AMÉLIA. Faleceu em 1852, com 61 anos de idade.
224 a. Abolida a monarquia pela Convenção Nacional francesa em 22 de setembro de 1792. No dia seguinte, estabelece a república no país. Condenados por traição, o rei LUÍS XVI (1754-1793) e a rainha MARIA ANTONIETA (1755-1793) seriam mortos na guilhotina.
187 a. firmado em GUAYAQUIL, no EQUADOR, o tratado de Paz que fixou os limites entre a COLÔMBIA e o PERU, em 22 de setembro de 1829.
150 a. o Exército do PARAGUAI vence as tropas da TRIPLICE ALIANÇA em CURUPAITI, no dia 22 de setembro de 1866.
148 a. começa, em PORTO RICO, uma insurreição que é reprimida pelo Exército espanhol, em 22 de setembro de 1868.
119 a. falece ANTÔNIO CONSELHEIRO, em 22 de setembro de 1897.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 22 de setembro de 1899: há muito fez-se uma estrada de comunicação entre CAMPOS NOVOS DO PARANAPANEMA e MATO GROSSO. Essa estrada estava ultimamente completamente abandonada. Agora, pelo que nos consta, o senhor MANOEL PEREIRA GOULART apresentou uma proposta à Secretaria da Agricultura para trafegar essa estrada aberta pelo engenheiro OLAVO HUMMEL em 1893-1894. O proponente promete um serviço de barcos a vapor para a travessia do alto PARANÁ.
Em aditamento à notícia que demos há dias, sabemos que já está sendo encerrado às 4 horas da tarde o expediente da Secretaria do Interior. Folgamos em ver que, em parte, está cumprido o desejo do governo estadual em melhorar o serviço público em certas repartições.
RIBEIRÃO PRETO – Consta com bons fundamentos que o doutor JOÃO ARRUDA vai embargar o serviço de captação d´água para lavagem de esgotos, ultimamente ordenado pela Câmara. Serviço esse que já começou nas cabeceiras do CÓRREGO DO RETIRO.
Diz a GAZETA que irá a PIRACICABA o ilustre doutor ALFREDO GUEDES, secretário da Agricultura, para visitar a fazenda SÃO JOÃO DA MONTANHA e verificar pessoalmente o que é preciso fazer de mais urgente para a instalação da Escola de Agricultura.
Pedem-nos para lembrar aos representantes da Companhia de Bondes Elétricos a conveniência de não serem construídas as linhas junto aos passeios, a fim de não embaraçar o comércio.  
112 a. da publicação nos jornais, em 22 de setembro de 1904, de que o governo do PARAGUAI se mostrava disposto a debelar a revolução, dizendo que tinha elementos para isso. Continuavam as adesões no interior e por toda a parte se organizava a resistência conta a invasão. O prestígio e a popularidade do GENERAL CABALLERO tinha valido muito ao atual presidente. Os revolucionários que haviam ocupado a barranca de SANTO ANTÔNIO ao sul da Capital retrocederam para o arroio ITORORÓ. Ali, no lugar já célebre pela primeira batalha entre CAXIAS e CABALLERO, os revolucionários foram derrotados.
106 a. comunicam de BERLIM um acontecimento que cessou o refluxo do socialismo na ALEMANHA, atestado pelas últimas eleições para o REICHSTAG, o que mostra que se está desenhando um novo movimento.
103 a. (CUIABÁ) Continua a chover copiosamente aqui em CUIABÁ e em diversos outros pontos do Estado. Os rios avolumam-se cada vez mais, transbordando nas partes baixas. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 22 de setembro de 1911). 
  99 a. do bairro de VILA CARRÃO. Em 1857, a região fazia parte da rota dos bandeirantes e, nas idas e vindas, alguns acabaram fixando residência. A área, então SÍTIO ou VILA TUCURI, passou a pertencer a JOÃO JOSÉ CARRÃO, conhecido como CONSELHEIRO CARRÃO, que se dedicou ao plantio das uvas. A partir daí, começa o desenvolvimento da Vila. Em 1876, o imperador dom PEDRO II foi hóspede do conselheiro para conhecer as famosas uvas e experimentar o vinho que se fabricava ali. O fundador e patrono da VILA CARRÃO morreu em 1888 e a vila virou bairro em 1917. O primeiro grande impulso para a urbanização foi a chegada da ferrovia, na década de 20. Na época, já havia várias casas e lojas junto à estação, denominada SEXTA PARADA. A verticalização foi acelerada em 1986, com a inauguração da estação CARRÃO do METRÔ.
  99 a. nasce DRÁUSIO MARCONDES DE SOUZA, o mais jovem dos rapazes mortos na noite de 23 de maio 32, emprestando a letra “D” à sigla MMDC, símbolo do Movimento Revolucionário de 1932. DRÁUSIO nasce no dia 22 de setembro de 1917.
  97 a. os Aliados proíbem a união entre ÁUSTRIA e ALEMANHA, em 22 de setembro de 1919.
  95 a. falece o maior poeta da BULGÁRIA, IVAN VASOV, em 22 de setembro de 1921.
  90 a. um furacão mata 150 pessoas e deixa 500 feridos em ENCARNACIÓN, no PARAGUAI, em 22 de setembro de 1926.
  88 a. da descoberta da penicilina, pelo médico e bacteriologista britânico ALEXANDER FLEMING, em 22 de setembro de 1928. A partir da combinação de diversas espécies de fungos do gênero PENICILLIUM, o médico FLEMING descobriu a penicilina. O medicamento foi o primeiro antibiótico usado conta a Pneumonia e a Tuberculose, doenças que na década de 1930 eram consideradas incuráveis.
  86 a. do fracasso do movimento revolucionário liderado pelo GENERAL ENRIQUE BRAVO ORTIZ, no CHILE, em 22 de setembro de 1930.
  84 a. da proclamação do príncipe ABDELAZIZ AL SAUD como rei da ARÁBIA SAUDITA, em 22 de setembro de 1932.
  80 a. nasce o CORONEL PM Res WÁLTER CARNEVALE em 22 de setembro de 1936.
  71 a. nasce LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO JÚNIOR, no RIO DE JANEIRO, no dia 22 de setembro de 1945. Filho do REI DO BAIÃO, LUIZ GONZAGA, produziu dezenas de músicas, entre elas: GRÃO DE ALERTA, COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ, ESPERA POR MIM MORENA, EXPLODE CORAÇÃO, SANGRANDO, DIGA LÁ CORAÇÃO, MERGULHO, UM HOMEM TAMBÉM CHORA, QUANDO SE CHEGA e seu maior sucesso “O QUE É O QUE É”. Morreu num acidente automobilístico, próximo de CURITIBA, aos 45 anos.
  66 a. da concessão do PRÊMIO NOBEL DA PAZ a RALPH BUNCHE, por sua atuação como mediador da ONU nos conflitos da PALESTINA, em 22 de setembro de 1950.
  63 a. Nasce o CORONEL PM Res LINO WÁGNER MODENESI em 22 de setembro de 1953.
  59 a. FRANÇOIS DUVALIER vence, por ampla maioria de votos, as eleições presidenciais do HAITI, em 22 de setembro de 1957.
  58 a. FIDEL CASTRO declara que não aceita a “farsa eleitoral” apresentada pelo então presidente cubano FULGÊNCIO BATISTA, em 22 de setembro de 1958.
  53 a. das anotações feitas em 22 de setembro de 1963 (domingo). ANO 14º - MÊS 3º - DIA 75º - 16º DIA COMO ASPIRANTE A OFICIAL – 5 ANOS E 110 DIAS NA FORÇA PÚBLICA – 3º DIA DO BATALHÃO DE GUARDAS.
Minha manhã foi relativamente curta e durante as horas que permaneci em casa conversei com o aluno sargento JOSÉ CARCAN.
Almocei às 10 horas e logo depois rumo para o BATALHÃO DE GUARDAS. Chovia e precisava levar uma mala grande com as roupas que irei necessitar naquela Unidade. No BG, às 11:15 horas, encontro-me com os TENENTES SOPHIA, PASIN (esse como oficial de dia) e com o ASPIRANTE BORINI SOARES, comandante da Prontidão, a quem rendo às 12:30 horas. É como comandante da Prontidão que vou estrear em serviço. Tenho como auxiliar um 1º Sargento. Na 1ª Companhia o sargento auxiliar é o PRUDENTE, com trinta alunos soldados. Na 2ª Companhia temos 1 3º Sargento, 2 cabos e 42 soldados e da 3ª Companhia entra apenas um 3º Sargento. No total são 78 homens. O papel da Prontidão é estar atento para qualquer possível emprego em policiamento em todo o Estado de SÃO PAULO.
Minha primeira impressão foi boa. Nesse serviço pude aquilatar o valor da tropa e minhas observações foram de grande valia para o futuro.
As horas voam. Por telefone mantive contato com o oficial de dia do 1º Batalhão de Policia “TOBIAS DE AGUIAR”, ASPIRANTE ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA e com o auxiliar do oficial de dia, o ASPIRANTE UBIRAJARA GUIMARÃES, do Regimento “9 de Julho”. Às 18:30 horas jantamos todos juntos no Serviço de Subsistência, mais o 2º TENENTE CARLOS FUGA, oficial de dia no Regimento. Recordamos muitas passagens da Escola de Oficiais e fizemos uma reunião muito agradável. Converso muito com o doutor CAVALCANTE, que está preso no Batalhão de Guardas há cerca de cinco anos. Esse advogado é aquele assassino do CRIME DA MALA, de 1957, que retalhou sua amante e a colocou numa mala. O doutor é muito bom de conversa, mas não me engana.
No BATALHÃO DE GUARDAS também está preso uma Capitão do Exército e é em seus aposentos que o TENENTE PASIN é que assistimos o programa “LIMA DUARTE É SHOW” no canal 4. Ainda converso com o TENENTE RUY DARCY e com o meu colega BORINI SOARES, que estão morando no quartel.
  52 a. das anotações realizadas no dia 22 de setembro de 1964 (terça-feira). ANO 15º - MÊS 3º - DIA 75º - 6 anos e 110 dias na FORÇA PÚBLICA - 122 dias como 2º TENENTE - 2 anos e 2 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Manhã trabalhosa. Muito serviço na secretaria, coisa que acumulou desta feita, por causa das apresentações dos recrutas ontem. O 1º SARGENTO SEVERINO e o 3º SARGENTO CICERELLI conseguiram colocar em dia o serviço, depois de grande sacrifício.
À tarde, a notícia mais interessante foi com vistas ao Comandante do Regimento "9 de Julho" ter passado o comando daquela Unidade ao MAJOR ANSELMO PEREZ. Segundo consta o CORONEL ADAUTO deverá ser o novo Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento.
Muitos comentários tivemos no BATALHÃO DE GUARDAS sobre esse fato. Participam das conversas: CAPITÃO MÁRIO FERREIRA, CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, TENENTE RUI DARCI e ASPIRANTES LUÍS GONZAGA, RICCIARDELLI e outros.
O resto da data transcorre normalmente.
  51 a. coloco em minhas memórias os principais acontecimentos de 22 de setembro de 1965 (quarta-feira). ANO 16º - MÊS 3º - DIA 75º - 7 anos e 110 dias na FORÇA PÚBLICA - 487 dias como 2º TENENTE - 369 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Não passei bem à noite. Em consequência, durante esta data não estarei bem. O tempo incerto que faz em SÃO PAULO deixa-me resfriado toda a vez que muda a temperatura.
No quartel pago a diversos sargentos recém-promovidos um abono de gratificação a que fazem jus e que o Serviço de Fundos pagou-me ontem com as consignações.
Às 9 horas vou jogar basquetebol e, depois, futebol de salão, escalado que fui pelo sub-comandante. Comparecem os CAPITÃES JAYR e SANCHES e os TENENTES PLÍNIO VAZ, OMAR CAMPOS VERDE, BARROS, MAIORINO e CRISPINIANO.
Apesar de não me sentir bem o expediente transcorre sem grande novidades. À tarde, às 14 horas, estou ministrando a ante-penúltima aula para os soldados que farão exames no dia 25, ou seja, no sábado vindouro. Às 16:30 horas encerro a aula e procuro descansar até às 19 horas. Dou aula para os cabos e às 21:30 horas tomo o ônibus HORTO FLORESTAL. Viajo com alguns cadetes conhecidos e, às 22 horas, estou chegando em casa. Deito logo em seguida.
  50 a. do registro dos principais fatos ocorridos em 22 de setembro de 1966 (quinta-feira). ANO 17º - MÊS 3º - DIA 75º - 8 anos e 110 dias na FORÇA PÚBLICA – 852 dias como 2º TENENTE – 170 dias na 2ª CI.
Não me sinto bem, nesta data. Algo vem acontecendo comigo de uns dias para cá. É porisso que nesta manhã passo pelo Serviço Médico, onde procuro o SARGENTO AYRTON, da 2ª enfermaria. Este, me apresenta a um sargento da 4ª enfermaria, que entende do assunto que venho sofrendo. Tenho de tomar uma série de quarenta comprimidos de ROVAMICINA, a fim de dar cabo do mal que me aflige.
Com tudo isso, as horas passam correndo e vou um tanto atrasado para GUARULHOS. Mando o SARGENTO FLÁVIO procurar o remédio e começo o tratamento hoje mesmo.
Neste expediente as coisas transcorrem calmas. O movimento dos estudantes, que está havendo em várias regiões da nação, não atingiu GUARULHOS. Neste município estamos sossegados quanto a isso.
Hoje o SARGENTO FLÁVIO não me traz em casa. Às 19 horas, tomo um ônibus SOROCABANA – VIA DUTRA. Desço na Avenida TIRADENTES e dou um pulo no BATALHÃO DE GUARDAS. Encontro toda a Unidade de prontidão e em forma para uma revista.
Procuro o advogado Doutor WILSON. Com ele estudo o caso de um contrato de locação, vencido em 20 de agosto. Dona ELVIRA CAPP BRASIL quer aumentar em meu aluguel a quantia de  35 mil cruzeiros e a lei não lhe faculta fazer isso. Doutor WILSON far-me-á um arrazoado, face as últimas resoluções do Conselho Nacional de Economia.
Com os TENENTES EUSÉBIO, do BG e TOMA, do 11º BP, retorno ao meu lar, num Volkswagen do BATALHÃO DE TRÂNSITO. 
  50 a. falece o escritor francês ANDRÉ BRETÓN, em 22 de setembro de 1966.
  46 a. da peça TEATRO JORNAL, PRIMEIRA EDIÇÃO, no TEATRO DE ARENA, em 22 de setembro de 1970. Direção de AUGUSTO BOAL, com CELSO FRATESCHI no elenco.
  45 a. nasce a princesa MARTA LUÍSA, da NORUEGA, em 22 de setembro de 1971.
  44 a. da nacionalização da multinacional ITT pelo presidente chileno SALVADOR ALLENDE, em 22 de setembro de 1972.
  44 a. da exclusão de PERÓN das eleições argentinas por não ter regressado ao país no prazo estabelecido, em 22 de setembro de 1972.
  41 a. de um atentado contra o presidente dos ESTADOS UNIDOS, GERALD FORD, ocorrido em SÃO FRANCISCO no dia 22 de setembro de 1975.
  40 a. nasce RONALDO NAZÁRIO, o RONALDINHO. É o primeiro jogador multinacional da história do futebol, tamanho o volume de empresas que, por contrato, usa a sua imagem nos quatro cantos do mundo. Nenhum outro jogador fatura mais que RONALDINHO. Nem BECKHAM, rei do marketing, nem mesmo PELÉ. RONALDO LUIZ NAZÁRIO DE LIMA nasceu em 22 de setembro de 1976, em SÃO CRISTÓVÃO (RJ). Clubes que defendeu: SOCIAL RAMOS CLUBE (RJ), em 1990-1991; SÃO CRISTÓVÃO (RJ)-1991-1992; CRUZEIRO (MG)-1993-1994; PSV EINDHOVEN, na ALEMANHA, em 1994/1996; BARCELONA, na ESPANHA, em 1996/1997; INTERNACIONALE, na ITÁLIA, em 1997/2002 e REAL MADRID (ESPANHA), de 2002 até agora. Em 1993, foi vendido ao PSV, da HOLANDA, por 6 milhões de dólares. Pelo clube holandês, disputou 71 jogos e marcou 66 gols. Foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira. Fez quatro jogos no ano com a camisa amarela e marcou um gol. Convocado para a COPA DOS EUA viu do banco a conquista do tetracampeonato.  RONALDO disputou 51 jogos pelo BARCELONA, no período de 1995 a 1998. Marcou 48 jogos. Foi vendido para a INTER de MILÃO por 32 milhões de dólares e uma vez mais foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Em 1999, voltou a sentir dores no joelho direito e foi submetido a segunda cirurgia. Em 2000/2002, após cinco meses se recuperando da operação, RONALDO voltou a jogar. Mas, em sete minutos em campo, sofreu outra lesão no joelho e ficou quinze meses longe dos gramados. Em 2003, apesar de ser alvo de críticas da torcida espanhola, foi um dos destaques do time. Disputou 67 jogos no ano e marcou 48 gols. Em 2004, voltou a ser o artilheiro do Campeonato Espanhol, com 28 gols.
Ficou noivo de DANIELA CICARELLI em 5 de setembro de 2004, tendo marcado o casamento para 2 de janeiro de 2005. Casados, o romance não durou muito. Já estão separados.  
Em 2005, várias contusões musculares atormentaram o craque na temporada. Seu último jogo pelo time espanhol foi em março de 2005. Depois foi para a seleção brasileira. Apresentou-se ao técnico PARREIRA com 13 quilos acima de seu peso ideal. Em 2006, fez uma raspagem no joelho e deverá voltar aos campos na primeira quinzena de outubro.
  39 a. da INVASÃO DA PUC, na noite de 22 de setembro de 1977. 500 homens da tropa de choque e agentes do DOPS – a polícia política – invadiram o campus da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA em SÃO PAULO e prenderam 700 estudantes, arrastados a golpes de cassetete e pontapés. Foi a mais truculenta ofensiva policial contra a autonomia da universidade durante todo o regime militar (1964-1985). O CORONEL DO EXÉRCITO ANTÔNIO ERASMO DIAS, secretário da Segurança Pública, comandou a ocupação. Ele divulgou que na PUC foi recolhido “material de alto teor subversivo”. Sua prova: faixas e panfletos que pregavam o ressurgimento da UNE. Mais que chefe da polícia, ERASMO era o sentinela do regime militar. Marcou época como o durão, que combatia com o mesmo rigor a bandidagem e os opositores dos generais. Disciplina e Lealdade à Pátria eram seu lema.
  37 a. das anotações em 22 de setembro de 1979: neste sábado faço mais uma viagem até POÁ. Mantenho contato com o advogado MIGUEL COMITRE. Vamos ao Cartório do 2º Ofício. O processo 5121 com a petição do advogado foi despachado pelo juiz em 18 de setembro e encaminhado ao Ministério Público em 20 de setembro. Não se sabe o que será pronunciado pelo promotor nessa ação de alimentos. Mário chega em casa de sua avó muito bem arrumado, aliás isso acontece pela primeira vez. Talvez sua mãe lhe tenha dado dinheiro, o que de certa maneira é até louvável. Os jornais de hoje publicam que os primeiros comunistas anistiados chegam hoje ao BRASIL. Em GUARULHOS LUCINDA preocupa-se com sua filha MARLENE. Ela foi à festa das bodas de prata dos pais do ALBERTO. Vai retornar somente de madrugada. Encerro a leitura do livro do GENERAL HUGO DE ABREU “O OUTRO LADO DO PODER”. Ficamos sabendo que o varejão na CEAGESP foi uma decepção. No nordeste, estado de emergência ocasionado pela seca em 102 municípios. AMÁLIA RODRIGUES sofre um infarto. Ex-imperador BOKASSA está detido em seu avião na FRANÇA.  
 36 a. começa a guerra no GOLFO PÉRSICO em 22 de setembro de 1980, quando tropas do IRAQUE atravessam o Rio CHAT-EL-ARAB, na fronteira sul com o IRÃ. No dia 17 daquele mês, o presidente iraquiano, SADDAM HUSSEIN, havia denunciado os acordos de ARGEL, estabelecidos em 1975, que fixaram os limites territoriais dos dois países. Com a ofensiva, o IRAQUE pretendia recuperar os limites territoriais dos dois países. No dia 22 de setembro de 1980 o presidente iraquiano, SADDAM HUSSEIN, dá ordem de ataque a suas forças para punir “provocações do inimigo. Dez aeroportos iranianos foram bombardeados pelas forças iraquianas. No dia 28 de setembro, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprova resolução exigindo o cessar das hostilidades, mas as forças do IRAQUE ganham terreno dentro do país vizinho. A ofensiva do IRAQUE dura até junho de 1982, mas resulta na conquista de apenas alguns milhares de quilômetros quadrados do território inimigo. A primeira contraofensiva iraniana é encerrada em 1984, quando os jovens voluntários de KHOMEINI estão próximos da tomada das ILHAS MAJNUM. Nessa fase do conflito, as forças de BAGDÁ passam a utilizar armas químicas, dando origem a uma série de condenações por parte da ONU. A guerra dura oito anos e deixa um milhão de mortos, milhares de cidades e vilas destruídas e bilhões de dólares em prejuízos, além de 200 bilhões de dólares em gastos militares.
  36 a. da estréia de IONE BORGES na TV GAZETA em 22 de setembro de 1980. Antes de virar jornalista, ela foi, por dez anos, a garota do MAPPIN. Apresentava as novidades numa atração vespertina na mesma GAZETA, comandada por CLARISSE AMARAL. Desde então, esteve à frente de três programas. Só no “MULHERES” foram dezenove anos e outros três no semanal “IONE”. A vida pessoal de IONE sempre esteve muito ligada a sua carreira profissional. Tanto que um dos momentos que a levaram às lágrimas foi quando o programa “MULHERES” completou dezesseis anos. A festa ocorria no ANHEMBI. Seu pai havia morrido um mês antes. “Quando olhei minha mãe na platéia e vi que meu pai não estava ao seu lado, chorei muito”. Outro divisor de águas foi quando separou-se de sua “parceirinha” por 15 anos no “MULHERES”, CLAUDETE TROIANO. Estreou em “MULHERES” ao lado de ÂNGELA RODRIGUES ALVES. IONE foi quem mais tempo ficou à frente de “MULHERES” que teve outros apresentadores como CLAUDETE TROIANO, DRICA LOPES, LEÃO LOBO, LILIANE MOSKA, MÁRCIA GOLDSCHMIDT, CLODOVIL HERNANDEZ, CRISTINA ROCHA e CÁTIA FONSECA, que hoje comanda a atração para um público fiel de cerca de 240 mil pessoas por dia. Desde seu lançamento, o “MULHERES” é um dos xodós da GAZETA. Os debates sempre estiveram presentes no programa, que fala de tudo um pouco e, por isso, contou com colaboradores tão diversos como GIL GOMES, MARTA SUPLICY, CACÁ ROSSET, RONALDO ÉSPER, OFÉLIA, ALOÍSIO MERCADANTE e EDUARDO SUPLICY.     
  32 a. do INCÊNDIO DO TEATRO TUCA, em 22 de setembro de 1984.
  29 a. de minhas anotações relacionadas a 22 de setembro de 1987, terça-feira. A Polícia Militar enfrenta momentos perigosos. Algumas forças querem a sua extinção e conseguem inserir no Projeto da nova Constituição artigos altamente tendenciosos. Isso faz com que toda a cúpula da PMESP se movimente. Os TENENTES-CORONEIS PM FERREIRA DE SOUZA, BONO, TERRA e outros oficiais estão em BRASÍLIA. O CORONEL PM CORREIA LEITE, nosso Cmt Geral, participará de uma reunião de Comandantes Gerais amanhã em BRASÍLIA. Já houve contatos com o Governador ORESTES QUÉRCIA, com o Cmt do Exército Militar do Sudeste e altas autoridades que têm influência na política.
As aulas no CAES, todas de PROCESSO DECISÓRIO, são dadas num clima de ansiedade sobre o momentoso assunto.
PM-5: CORONEL PM FELICIANO dá suas 7ª e 8ª aulas – A PM na Comunidade;
PM1: CORONEL PM PINHO dá as aulas 5 e 6. Fala sobre os currículos das Escolas de Soldados, Cabos e Sargentos.
Às 11 horas o CORONEL PM CARLOS FUGA conversa com os oficiais alunos do CSP e CAO sobre uma reunião que teve ontem com o Comandante Geral sobre a Constituinte.
Almoço na cantina do 2º BPChq com oficiais do reservado. Está se apresentando na Unidade o 2º TENENTE PM MEZALIRA.
Na tarde, aulas com o TENENTE-CORONEL PM SAMPAIO sobre PM6 – ele fala sobre Administração Estratégica. Depois o TENENTE-CORONEL PM PROFÍCIO dá as penúltimas aulas de PM2. Nesse segmento do Processo Decisório ele apresenta o TENENTE PM RUBENS para discorrer sobre o Sistema de Informações Policiais.
O CLUBE DOS OFICIAIS fará uma Assembléia às 18 horas, sob a direção do CORONEL PM NIOMAR. O assunto é Constituinte e está monopolizando toda a Polícia Militar.
O CORONEL PM Res ADOLFO SEGURA DE CASTRO é o novo Superintendente da Caixa Beneficente. Sai o CORONEL PM Ref SEBASTIÃO AGUIAR.
JADER BARBALHO assume o Ministério da Reforma Agrária.
KHAMENEI, presidente do IRÃ, na Assembléia Geral da ONU, ameaça de represálias contra os ESTADOS UNIDOS pelo ataque de um helicóptero americano a um barco iraniano.    
  27 a. falece o compositor norte-americano IRVING BERLIN, em 22 de setembro de 1989.
  25 a. do Tratado de Livre Comércio firmado pelos presidentes do CHILE e do MÉXICO, AYLWIN e SALINAS DE GORTARI, que dá início a um processo econômico sem precedentes entre nações ibero-americanas, em 22 de setembro de 1991.
  24 a. do assalto a 4a. CIA/10o.BPMM, por quatro indivíduos que algemaram o PM de serviço numa janela, roubando armas e munições, em 22 de setembro de 1992.
  22 a. da execução da segunda parte da OPERAÇÃO RÓSEO (criada pelo RÓSEO, baseada numa antiga operação de 1991), em 22 de setembro de 1994.
  22 a. falece o entomologista FRITZ PLAUMANN, imigrante alemão que chegou ao BRASIL no inicio do século. Ao longo de sua vida, reuniu uma das maiores coleções de insetos que se conhece. Em 22 de setembro de 1994.
  22 a. do enforcamento do engenheiro holandês JOHANNES VAN DAMME, condenado por tráfico de heroína, em uma prisão de SINGAPURA. DAMME foi preso em setembro de 1991, no aeroporto internacional da HOLANDA, com 4,32 quilos de heroína na bagagem. Foi executado em 22 de setembro de 1994.  
  20 a. do tombamento da nascente do RIO TIETÊ, em SALESÓPOLIS, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, no dia 22 de setembro de 1996.
  20 a. falece a estrela do cinema norte-americano DOROTHY LAMOUR, em 22 de setembro de 1996.
  19 a. falece o pintor MANABU MABE em 22 de setembro de 1997. Nasceu em 14 de setembro de 1924. Tinha 73 anos e foi vítima de complicações após uma operação de retirada do baço, no Hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA. Ele estava internado há vinte dias. Outras anotações nesta data: uma manhã de segunda-feira fria, com chuvisqueiros. Isso prejudica minha ida ao MMDS e AORPM. Antes passo pela agência do BANESPA da SÉ. O gerente FERNANDO está conversando com um velho coronel de mais de 80 anos e um outro, aspirante a oficial de 1968, cujo nome não me recordo agora. Durante anos foi do CCB. Preciso pagar juros de um mês de empréstimo de 1600,00 reais que LUCINDA pediu para tratar dos dentes. Depois, no MMDC, planejamos um cronograma de atividades até o final de setembro. Hoje, CARMELO e NILDO vão fazer uma palestra no PAS. Nesta tarde, encontro o CORONEL ARY CANAVO ocupado em redigir mais um artigo contra FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Faço um contato com a Chefia de Gabinete do novo Comandante Geral. Atende-me o MAJOR PM ADAUTO. Quero marcar uma audiência do CORONEL CANAVÓ, presidente do MMDC, com o CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO. Ao mesmo tempo convidaremos o Cmt Geral para a missa de 2 de outubro no Monumento Mausoléu. O CORONEL CANAVÓ trabalha num artigo contra a reeleição de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e perde tempo para atender as necessidades da Sociedade. Marcamos com o veterano PAULINO uma palestra dele no Colégio Militar amanhã. Outro assunto diz respeito à CUNHA. O EDSON NOGUEIRA, filho do falecido CORONEL GALVÃO (veterano de 32) ficara de conversar com o prefeito de GUARATINGUETÁ para se fazer uma solenidade em 26 de setembro. Até agora não houve retorno da idéia e, nesta tarde, tento estabelecer contato com ele, em vão. É difícil passar essa tarde. Tenho problema nas vistas, coisa que de vez em quando acontece. Para voltar ao normal demora algumas horas. Isso me deixa bastante irritado.
Em casa, assisto os jornais da RECORD (BÓRIS CASOY) e da GLOBO (JORNAL NACIONAL). No horário das 20:30 horas estréia na RECORD o programa RATINHO LIVRE. Hoje foi rezada a missa de sétimo dia pela alma da TENENTE-CORONEL PM EURYDICE DA SILVA COSTA na Igreja NOSSA SENHORA DO BRASIL.
  18 a. falece o comediante LILICO, em 22 de setembro de 1998, aos 62 anos, vítima de uma parada cardíaca. Era o famoso tocador de bumbo de A PRAÇA É NOSSA, do SBT. Outras anotações nesta terça-feira: continua o tempo frio nessa despedida do inverno. Chuvisca de vez em quando. Dou uma aula sofrível no MMDS por falta de colaboração do OREZ. Antes, ele tinha feito uma palestra, com o ALZENIR no C & A e se apresentou cansado. Já no MMDC, através contato telefônico com o TENENTE PM BARRETO, noto que a PANELLI trocou as fitas das medalhas MMDC pelas fitas das medalhas CONSTITUCIONALISTA e vice-versa. O SARGENTO PM BRITO ajuda-me quando aos diplomas dos 32 agraciados em 2 de outubro. Finalmente, com a regularização das assinaturas do CORONEL PM RENALDO, tesoureiro do MMDC, a Sociedade consegue transferir seis mil reais do total de 30 mil que estavam na NOSSA CAIXA-NOSSO BANCO para o BANESPA. No BANESPA, posto de serviço localizado no prédio do Corpo de Bombeiros, converso com o gerente FERNANDO, com o CORONEL PM Ref ALAOR GODOY e com o TENENTE-CORONEL PM LÍSIAS, atual comandante do 5º GI – GUARULHOS. Há meses atrás, o LÍSIAS levou um tiro de um assaltante e perdeu uma vista. No tiroteio, uma bala perdida atingiu uma pessoa que ficou tetraplégica. O TENENTE-CORONEL PM LÍSIAS vive um grande drama pessoal. Em casa, LUCINDA conta-me que a MARLENE embarcou e já chegou em PERUÍBE. Irá ajudar o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA que lá se encontra desde o domingo, dia 20.
RUBINHO, guitarrista do QUINTETO ONZE E MEIA, sofreu um derrame e foi operado no Hospital BANDEIRANTES, no centro de SÃO PAULO.
O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, candidato à reeleição, cai dois pontos no IBOPE, mas ainda vence no primeiro turno se essa tendência de votos permanecer até 4 de outubro. Agora tem 47% das intenções de voto. LULA fica com 24%. O candidato CIRO GOMES tem 6% e ENÉAS CARNEIRO 2%.  
  17 a. falece o ator GEORGE C. SCOTT. Nasceu em 18 de outubro de 1927. Morreu em 22 de setembro de 1999. Outras anotações nesta quarta-feira: tenho uma reunião com os integrantes do MMDS que participam das aulas. MARGARIDO fica encarregado na palestra patrocinada pelo jornal AGORA, na BARRA FUNDA, para amanhã.
Converso, dia fone, com o SARGENTO BISPO, da CORREGEDORIA PM. Ontem o senhor MARCONDES assinou os convites para a Solenidade do dia 2 de outubro, preparados pela DAMCO, bem como os diplomas que serão entregues nessa data. Ficaram faltando os diplomas que serão entregues no dia 24 no Centro Odontológico, mas isso irá se resolver amanhã. Vê-se que o senhor MARCONDES está retornando à presidência do MMDC, muito embora não possa participar ativamente dos eventos.
CORONEL MENDES vem à Sociedade, Ajuda-me na resolução dos últimos detalhes para a participação da Unidade no evento do 88º aniversário do CENTRO ODONTOLÓGICO. Outra pessoa que também está nos ajudando nessa divulgação, tanto do C ODONT, como de 2 de outubro é o ALEXANDRE, que trabalha para ARIOVALDO CHACUR.
Esfria bastante à tarde. Pego o metrô com o CORONEL PM MENDES. Ele fica na estação TIRADENTES. Eu desço na ARMÊNIA. Como sempre, viajo para GUARULHOS no EXPRESSO COCAIA.
Em casa, LUCINDA continua se queixando de dores no ombro direito. Assisto pelo Campeonato Brasileiro: PARANÁ 0 x PALMEIRAS 1 (gol de ALEX). A vitória faz o VERDÃO pular para a sétima colocação e entrar na lista dos oito que se classificarão. O “ANIMAL” EDMUNDO morde o TIMÃO em pleno PACAEMBU na vitória do VASCO por 4 a 2. Deu passes para dois gols da equipe carioca e ainda acabou marcando outros dois. Os gols do CORINTHIANS, que chegou a empatar em 2 a 2, foram de MARCELINHO CARIOCA e do lateral CÉSAR PRATES. Apesar da derrota, o time de OSWALDO DE OLIVEIRA continua líder do Campeonato. Ainda tivemos nesta noite: GAMA 2 x GRÊMIO 1; BOTAFOGO (RJ) 0 x JUVENTUDE 1. O SÃO PAULO se isolou na liderança do Grupo C da COPA MERCOSUL ao derrotar nesta noite o UNIVERSIDAD CATÓLICA, do CHILE, por 2 a 0, no MORUMBI. O tricolor só depende de um empate com o SAN LORENZO, para garantir a vaga nas quartas de final.
O atacante RONALDINHO, do INTER DE MILÃO, anunciou hoje que terá um filho com MILENE DOMINGUES, a rainha das embaixadas. Ela está grávida de um mês e o casamento será em dezembro. RONALDINHO completou 23 anos de idade.
Faleceu hoje o ator GEORGE C. SCOTT, aos 71 anos. Ficou famoso por ter-se recusado a receber o OSCAR que lhe foi atribuído por PATTON, REBELDE OU HERÓI?        
  16 a. da OLIMPÍADA DE SYDNEY: BRASIL 3 x HOLANDA 0, no vôlei masculino. No basquete feminino o BRASIL foi derrotado pela FRANÇA na prorrogação. GUSTAVO KUERTEN e JAIME ONCINS foram desclassificados nas duplas de tênis. VÔLEI DE PRAIA: eliminados LOYOLA e EMANUEL. Em 22 de setembro de 2000.
  16 a. da ocorrência em que para defender a irmã, o PM HIPÓLITO ALVES PEREIRA JÚNIOR, de 26 anos, da 1a.Cia/1o.BPMM, matou o cunhado JOSÉ LUIZ DE SOUZA, de 41 anos, em ITAQUERA, no dia 22 de setembro de 2000.
Em SAPOPEMBA, o dono de uma loja de material de construção, EDNEI  LIMA DE SOUZA, 36 anos, desesperado por ter sido assaltado por dez vezes, quase provocou uma tragédia. Tentou colocar fogo em tudo, após  abrir vários registros de botijões de gás e molhar suas roupas com solvente e querosene. Os bombeiros foram chamados a tempo. Em 22 de setembro de 2000.
16 a. falece o poeta israelense YEHUDA AMICHAI, de 76 anos, vítima de câncer, em 22 de setembro de 2000. Era um dos escritores mais conhecidos de sua geração. AMICHAI nasceu na ALEMANHA, em 1924, e fugiu com a família para a PALESTINA, por causa da perseguição nazista.
 16 a. da ocorrência em que o cabo CRÉSIO DONIZETI ALMEIDA foi flagrado num matagal da VILA CARMOSINA, para onde havia levado uma mulher. Na delegacia, foi reconhecido por mais duas vítimas como sendo o estuprador de ITAQUERA. Casado e pai de dois filhos, o cabo CRÉSIO pertence à 2a.CIA/28o.BPMM. Ele abordou a estudante E.I.R., de 17 anos, obrigando-a a entrar no seu carro TEMPLA azul, conduzindo-a para o matagal. Uma amiga da estudante presenciou a cena e acionou a polícia, que prendeu o tarado com a ajuda do helicóptero ÁGUIA da PMESP. Tal feito aconteceu em 22 de setembro de 2000.
 16 a. em que a JUSTIÇA BRITÂNICA autorizou a separação das irmãs siamesas MARY e JODIE, conhecidas apenas pelos apelidos; operação  que visava permitir a salvação de uma delas, já que a outra não tinha chances de sobreviver. Elas nasceram com o abdômen unido e MARY tinha coração, pulmão e cérebro comprometidos. Em 22 de setembro de 2000.

ACONTECEU EM 22 DE SETEMBRO DE 2001 : -   SÁBADO       134 133 201. 
Um sábado frio, desagradável. Procuro colocar meu arquivo em dia e também a agenda computadorizada. Alguns jogos de xadrez no computador servem de distração. O único inconveniente é que não se ganha. Já faz alguns meses que não consigo nem um empate na máquina. LUCINDA conta que seu irmão MANECO operou a catarata no Hospital PADRE BENTO. O JOSÉ e a DORA o levaram para essa intervenção cirúrgica que durou três horas.
Na televisão acompanho as manobras das forças de terramarear dos ESTADOS UNIDOS posicionando-se para possíveis ataques dos países que abrigam terroristas.
A PONTE PRETA venceu por 2 a 0, gols de WASHINGTON, a equipe do PALMEIRAS. Acabou a invencibilidade do VERDÃO, mas continua a liderar o Campeonato Brasileiro. Ainda tivemos: VASCO 2 x GOIÁS 1 e GAMA 1 x CRUZEIRO 1.

MARGARIDA telefona para a LUCINDA e pede a minha ajuda no sentido de remover sua sogra para o Hospital das Clinicas, face despesa enorme que o PAULO está tendo com o pagamento da UTI do Hospital SÃO JOSÉ, onde está internada dona TAKE ISHIKAWA. Antes de se tentar essa remoção duas coisas precisam ser feitas: obtenção de uma carta de um médico pedindo o encaminhamento ao HC e depois a necessidade de  ver se tem vaga na UTI do HOSPITAL DAS CLÍNICAS.

Cerca de quinze mil pessoas assistiram a posse do novo arcebispo do RIO, DOM EUSÉBIO OSCAR SCHEID, na Catedral Metropolitana. Representantes de várias religiões, autoridades e fieis acompanharam a cerimônia, que também simbolizou a despedida do CARDEAL D. EUGÊNIO SALES, que permaneceu no cargo por trinta anos. O ATOR TONY RAMOS  participou do ato com uma oração pela paz no  mundo, lembrando as vítimas dos atentados terroristas nos Estados Unidos. JOANA cantou A PADROEIRA e a solenidade contou ainda com a Orquestra Sinfônica Brasileira e o coral das meninas cantoras de PETRÓPOLIS.

O CABO RICARDO CORRÊA DO AMARAL foi tentar prender o assaltante que roubou e matou um dono de banca de jornais, mas outro bandido chegou por trás e lhe deu três tiros, matando-o. O duplo assassinato aconteceu na Rua PEIXOTO GOMIDE, na CONSOLAÇÃO, ao lado do HOSPITAL NOVE   DE JULHO, por volta das 19 horas do dia 21 de setembro.

O PAPA JOÃO PAULO II chegou ao CASAQUISTÃO, e o VATICANO recebeu garantias de que os EUA não realizarão nenhuma operação de retaliação contra o AFEGANISTÃO durante a visita de seis dias do pontífice a dois países da ÁSIA CENTRAL, a ARMÊNIA também está no roteiro do PAPA. Os países ficam próximos das fronteiras das eventuais operações militares.

FALECEU o violinista americano ISAAC STERN, considerado um dos maiores instrumentistas do século XX. Gravou  mais de cem  discos  e  teve  como  alunos  ITZHAK PERLMAN e  PINCHAS ZUKERMAN. Em Nova Iorque, aos 81  anos, de  insuficiência cardíaca.



2 002  :  -     DOMINGO
JORNAL DA TARDE em 22 de setembro trazia uma reportagem especial sobre a preocupação dos pais com o aumento do número de seqüestros. Por conta disso, eles estavam investindo mais na segurança dos filhos. Além disso, o começo da primavera na capital era marcado por uma forte frente fria. No esporte, o PALMEIRAS havia perdido mais um jogo e continuava na zona de rebaixamento.

INAUGURADA, pela manhã, a PRAÇA DA PAZ MUNDIAL, iniciativa de uma ONG italiana, com o patrocínio da UNESCO, destinada a cultuar a harmonia entre os povos. O projeto da ONG CENTRO INTERNACIONALE CROCEVIA prevê a implantação de praças semelhantes em várias cidades do mundo para provocar a reflexão sobre a paz, reunindo manifestações culturais diversas. A localização da PRAÇA DA PAZ MUNDIAL não poderia ser mais sugestiva: bem em frente ao antigo prédio do DOPS, na rua GENERAL OSÓRIO, CENTRO. O prédio abriga atualmente o MUSEU DO IMAGINÁRIO DO POVO BRASILEIRO, que faz parte do programa de revitalização da região central de SÃO PAULO. 
  
Apesar do frio que está fazendo nesse domingo, o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até POÁ, usando o seu carro MONZA. Durante o trajeto, ele demonstra toda a sua amargura pela política “nazista” do MAJOR LITRENTA, que quer moralizar o CSM/AM, uma unidade da PM empenhada em assuntos profissionais quanto às armas e às munições. Durante muitos anos os PMs eram considerados especialistas nesse serviço e a disciplina era branda. Agora, com a chegada do LITRENTA e o “envenenamento” de certos oficiais, o regime se tornou de “terror”. O pior é que pegaram o JOÃO para “boi de piranha” face a uma falta (saiu do quartel para ir receber dinheiro no BANESPA), falta essa que não era considerada como tal nas administrações passadas. O JOÃO está transtornado com isso e desabafa comigo nessa viagem para POÁ.
O frio não deixa que se faça os movimentos normais. Minha mãe sente isso e eu também. Tanto é que passo as horas na casa de minha mãe enrolado nas cobertas. Conversamos com o ADALVO, MARIZETE, FELIPE, RENATO, CIDA, LEANDRO e FERNANDO. Vou deixar POÁ, como sempre faço, após o RENATO me levar até a estação, por volta das 16 horas. Enfrento o frio no regresso a GUARULHOS.

Com dois gols de GUILHERME, aos 38 min e 41 min do segundo tempo, o CORINTHIANS venceu o PARANÁ por 2 a 1 no PACAEMBU. A vitória levou o time de PARREIRA a assumir o terceiro lugar no CAMPEONATO BRASILEIRO, com 23 pontos. O vice-líder CORITIBA também tem 23 pontos, mas ganha no saldo de gols. DONI salvou o CORINTHIANS defendendo uma cobrança de pênalti quando seu time perdia de 1 a 0. MÁRCIO foi o autor do gol paranaense.
Em jogo de alto nível técnico, o SÃO PAULO só conseguiu empatar com o ATLÉTICO (PR) em 1 a 1. RICARDINHO, cobrando falta, fez seu primeiro gol com a camisa tricolor.
Outros resultados: SÃO CAETANO 1 x BAHIA 0; PAYSANDU 4 x PONTE PRETA 3; GUARANI 0 x JUVENTUDE 0; VASCO 1 x INTERNACIONAL 1; ATLÉTICO (MG) 0 x FLAMENGO 3 ; GRÊMIO 4 x VITÓRIA 0.

Para comemorar o DIA DO RIO TIETÊ, um grupo de ambientalistas promoveu hoje um passeio de barco pelo leito do rio, em um trecho junto à Marginal. Para chamar a atenção das autoridades sobre a necessidade de despoluir o TIETÊ, LUIZ ROBERTO DAL PEOGGET mergulhou, pela terceira vez nos últimos dez anos, em um ponto próximo à PONTE DAS BANDEIRAS, onde a profundidade do rio chega a cinco metros.

GERALDO ALCKMIN e JOSÉ GENOÍNO deram saltos na corrida pelo Governo de São Paulo, enquanto PAULO MALUF voltou a sofrer forte queda. É o que mostrou a pesquisa DATAFOLHA. ALCKMIN subiu seis pontos, passando de 25% para 31%. GENOÍNO passou de 17% para 22%. MALUF recuou de 35% para 29%. Na disputa pelo SENADO, ROMEU TUMA passou de 37% para 40%; ALOIZIO MERCADANTE foi de 32% para 34% e ORESTES QUÉRCIA subiu de 30% para 33%.

A linha LILÁS, que liga o CAPÃO REDONDO ao LARGO 13, em SANTO AMARO, foi testada hoje por 4.800 passageiros, que viajaram gratuitamente. O percurso de 9,4 km e seis estações foi percorrido em 12 minutos. A inauguração deverá ocorrer entre 12 e 19 do mês de outubro, em caráter experimental. Antes, haverá novas visitas monitoradas. Os trens vão ter ar condicionado.

O atual chanceler da ALEMANHA, GERHARD SCHROEDER, do Partido Social-Democrata, ganhou hoje o direito de permanecer por mais quatro anos no cargo, em uma das eleições mais disputadas do pós-guerra. Apesar do PSD ter perdido cadeiras no Parlamento, em relação à eleição de 1998, a coligação com os verdes garantiu o apoio necessário para que SCHROEDER continue no poder. Até agosto, EDMUND STOIBER, governador da BAVIERA, era o favorito, mas SCHROEDER reverteu o quadro ao não apoiar uma intervenção militar americana contra o IRAQUE.

Depois de suspender a demolição do quartel-general de YASSER ARAFAT, o Exército Israelense deixou claro que seu objetivo é expulsar o líder palestino da CISJORDÂNIA. Depois de as forças israelenses destruírem todos os cerca de 20 prédios do complexo palestino, em RAMALLAH, e exigirem a retirada dos 200 ocupantes do único prédio que restava em pé, o vice-ministro de Defesa de ISRAEL, WEIZMAN SHIRI, declarou que não tinha qualquer intenção de eliminar fisicamente ARAFAT ou de ocupar à força o quartel-general. Mas queriam obrigá-lo a decidir ele próprio para onde iria. As condições no prédio são péssimas e que os sitiados estão sem água e comida. O prédio começou a ser cercado com arame farpado, em uma segunda medida de isolamento.

ANUNCIADO que o tenor italiano LUCIANO PAVAROTTI, de 66 anos, vai ser pai de gêmeos. A noiva do cantor, NICOLETTA MANTOVANI, 33 anos mais nova que ele, está grávida de quatro meses. Em ROMA, ITÁLIA.
  
Assisto na GLOBO o DOMINGO MAIOR com o filme O PACIFICADOR – É uma produção de 1997, direção de MIMI LEDER, com GEORGE CLOONEY, NICOLE KIDMAN, MARCEL IURES e ALEKSANDER DALUYEV. Um oficial do Exército americano une-se a uma cientista a fim de evitar que terrorista detone bomba em NOVA YORK. É um filme abordando a guerra da BÓSNIA, onde um professor de piano vê sua mulher e sua filha morrerem por bombas da FORÇA DE PAZ. Promete vingança e, auxiliado pelo seu irmão, consegue se apropriar de um artefato nuclear. Ele transporta a bomba para o centro de NOVA YORK, onde pretende explodi-la. É uma fantasia que explora bem o temor americano e uma invasão do solo pátrio, que se concretizou, na realidade, no fatídico 11 de setembro de 2001.

2 003   :   -     SEGUNDA-FEIRA
A modelo NAOMI CAMPBELL, os pagodeiros do SAMBA TRIO, grupo de RONALDINHO GAÚCHO, os astros do REAL MADRID, BECKHAM e ZIDANE, inclusive, e os craques da Seleção Brasileira que moram na EUROPA, estão na lista dos 80 convidados. RONALDO só não revela quanto pretende gastar na comemoração dos seus 27 anos, hoje, em MADRI. Será uma festa bem brasileira, muito churrasco e pagode. Da família, apenas o filho RONALD está confirmado. MILENE DOMINGUES não irá ao aniversário. Ela está servindo a Seleção Brasileira de Futebol Feminino no MUNDIAL DOS EUA. E a mãe, dona SÔNIA, que estava em MADRI com RONALD, retornou ao RIO. A festança começa na mansão do “FENÔMENO” e pode se arrastar até uma discoteca, devidamente fechada só para a celebração do craque. 

Em casa, LUCINDA conta-me o desespero da MARLENE para trazer de volta o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, que se encontra em PERNAMBUCO, visitando seus familiares. Não tem dinheiro para o regresso para SÃO PAULO. Como fazer para arrumar a quantia necessária para pagamento da passagem?
Com temperatura de 20 graus, vou para SÃO PAULO quase às 11 horas. Chego tarde no MMDS. Ali almoço com os oficiais, sendo que não temos novidades para essa semana. Comentamos o filme O DEMOLIDOR, onde a história é fantástica. Uma criança fica cega na explosão de um galão de produto inflamável, justamente quando seu pai, boxeador, é assassinado por não concordar em perder uma luta. Aí o menino aprende a suprir a falta dos olhos pelos outros órgãos do sentido, além de se dedicar às artes marciais. Torna-se um defensor da lei, vingando a morte de seu pai.
Na Sociedade, estão os diplomas da Medalha PEDRO DE TOLEDO para serem assinadas pelo Cel MENDES (O presidente, Sr. MARCONDES, os assinou na 6ª feira, dia 19). Acontece que o MENDES encontra-se na CRUZ AZUL, acompanhando sua sogra. Os diplomas, nesta tarde, são retirados por um sargento da DAMCO para serem encaminhados ao presidente da Comissão das Honrarias e Méritos do Governo. Depois retornarão ao Cel MENDES. O Sr. MARCONDES surpreende-me. Ele houvera dito que iria para ARAÇATUBA no último sábado. No entanto, não viajou e vem ao MMDC nesta tarde. Marca reunião da DIRETORIA EXECUTIVA para o dia 30 de setembro. Passo uma tarde tranqüila na Sociedade. Não temos novidades nem no setor de pesquisa, órgão vulnerável da nossa Entidade, e que sempre causa dissabores. Saio do MMDC às 16 horas. O Cel MENDES não chegara até esse horário. O presidente fica um pouco mais. 
A última tarde do inverno na CAPITAL teve a maior temperatura da estação: 31,5 graus, registrados no MIRANTE DE SANTANA, na zona norte. A primavera começará amanhã, às 7:47 horas.

O executivo chileno WALDO ARTURO UGALDE ERAZO, de 51 anos, foi assassinado em tentativa de assalto, no domingo à tarde, no GUARUJÁ. O adolescente de 15 anos apontado pela polícia como assassino já foi preso dez vezes pela Polícia Militar por roubos e furtos. Mas, sempre era solto para ficar em liberdade assistida. Ele saiu da FEBEM quatro dias antes desse crime. O menor, que tem o apelido de CATATAU, não foi localizado pela polícia após o assassinato e é considerado de alta periculosidade. ERAZO deverá ser enterrado em SANTIAGO, no CHILE, até o dia 24. Ele trabalhava na ALTEC CHILE, empresa que presta serviços de tecnologia ao grupo SANTANDER  BANESPA.

Policiais do DEPARTAMENTO DE NARCÓTICOS apreenderam, hoje de madrugada, quatro toneladas de maconha, no Interior de SÃO PAULO, e prenderam sete pessoas. Os investigadores encontraram o carregamento de maconha sob 20 toneladas de vidro picado, em um caminhão na Rodovia Presidente CASTELLO BRANCO, região de PARDINHO. Duas pessoas foram presas. Em seguida, foram detidos outros cinco acusados em posto de combustíveis na RODOVIA FERNÃO DIAS.

O corpo da militante de esquerda IARA IAVELBERG foi exumado hoje, 32 anos após sua morte e depois de longa batalha jurídica de sua família contra a sociedade judaica de funerais CHEVRA KADISHA, responsável pelo Cemitério Israelita do Butantã, na zona oeste. Peritos da USP vão tentar apurar se IARA se matou ou foi assassinada pelos órgãos de repressão do regime militar em agosto de 1971, num cerco em SALVADOR. IARA foi a última companheira de CARLOS LAMARCA, o capitão que abandonou o Exército para se integrar à guerrilha contra o regime militar. Mesmo com decisão do Tribunal de Justiça, a exumação foi paralisada por sete horas, porque a sociedade judaica recorreu à Justiça para suspender a medida por liminar, cassada logo em seguida. O corpo de IARA estava sepultado na ala dos suicidas do cemitério. Foi sepultada sem que seu corpo fosse lavado e envolto em lençol, como também prevê a tradição. Chegou transportado em comboio militar, num caixão zincado e lacrado.

Quase quatro mil pessoas, segundo a PM, acompanharam hoje o enterro de RISOLETA NEVES, viúva do presidente TANCREDO NEVES, em SÃO JOÃO DEL REY, MINAS. O governador de MINAS, AÉCIO NEVES, neto de RISOLETA, disse que a avó foi exemplo para o País de fibra e companheirismo.

ROMÁRIO DE SOUZA FARIA FILHO, de 10 anos, filho do jogador ROMÁRIO, do FLUMINENSE, sofreu um acidente de carro às 7 horas desta segunda-feira, quando ia para a escola, na BARRA DA TIJUCA, zona oeste do RIO. ROMARINHO, como é conhecido, vinha numa BLAZER, dirigida pelo motorista da família, REGINALDO JANUÁRIO DOS SANTOS, 43 anos. SANTOS perdeu o controle do veículo, bateu num TOYOTA COROLA e capotou várias vezes. O engenheiro PAULO CARNEIRO FELIPE VALVERDE, de 53 anos, que dirigia o TOYOTA não se machucou. SANTOS e o menino foram lançados para fora do carro. Apesar de feridos, eles não correm risco. ROMARINHO foi levado de ambulância ao Hospital Municipal LOURENÇO JORGE. Em seguida, foi transferido para o hospital particular BARRA D´OR. O menino chegou lúcido e conversando. ROMÁRIO não falou com a imprensa. Por meio de um assessor, agradeceu aos bombeiros, médicos e amigos pela solidariedade. O motorista da família foi levado de helicóptero para o Hospital Municipal MIGUEL COUTO, com um corte na cabeça e escoriações.

MORREU o carnavalesco OSWALDO JARDIM, aos 43 anos, que passou pelas escolas de samba MANGUEIRA, ESTÁCIO DE SÁ, UNIDOS DA TIJUCA e VILA ISABEL. Vítima de problemas vasculares. No RIO DE JANEIRO.

Citando um fundo de combate à pobreza criado pela ONU, mas que está desativado, para provar o quanto o modelo está obsoleto, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA fará amanhã, no discurso de abertura da 58 ª Assembléia das NAÇÕES UNIDAS, um apelo para sua modernização. LULA não só defenderá a ampliação do Conselho de Segurança da ONU – com a inclusão do BRASIL como membro permanente – como a revisão de todos os seus organismos, inclusive a Assembléia e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O argumento de LULA é a de que a ONU não acompanha a realidade internacional, mantendo a mesma estrutura de 1 946, um ano após sua fundação, e que só terá legitimidade se ampliar seu núcleo de decisões.

Com uma festa bem brasileira, regada a cerveja, guaraná e pepsi, acompanhada por um grande churrasco e farta distribuição de pastéis e coxinhas, o atacante RONALDO, do REAL MADRID, recebeu na noite de hoje cerca de 300 pessoas para comemorar seus 27 anos, em sua mansão em MADRI. Ao som do grupo de pagode SAMBA TRI, a festa reuniu modelos famosas, como a espanhola ESTHER CAÑEDAS, figura conhecida nas passarelas européias, e grandes estrelas do futebol. Um dos astros presentes foi RIVALDO. O FENÔMENO não escondeu o desejo de ver o amigo jogando ao seu lado no REAL. Sacolejando, sem muito jogo de cintura, embalados pelos pagodeiros, estiveram DAVID BECKHAM, ZIDANE, FIGO e ROBERTO CARLOS, colegas de RONALDO no REAL MADRID. Também apareceram na festa CHRISTIAN VIERI, da INTER, DIDA e SEEDORF, do MILAN, DJALMINHA, do LA CORUÑA, BELLETTI, do VILLAREAL, e DENILSON, do BETIS. Sem a mulher, MILENE – que está nos EUA junto com a seleção brasileira feminina de futebol – RONALDO cantou os parabéns junto com o filho, RONALD, de 4 anos. Do BRASIL, vieram especialmente para a festa, o apresentador LUCIANO HUCK, a socialite ANA PAULA JUNQUEIRA, os empresários MÁRIO BERNARDO GARNERO e RICARDINHO MANSUR. O governador de MINAS GERAIS, AÉCIO NEVES, não pôde ficar para a comemoração. Chegou domingo e teve que voltar para MINAS porque sua avó, RISOLETA morreu. O primeiro-ministro da ESPANHA, JOSÉ MARIA AZNAR, telefonou para cumprimentar o aniversariante.

NOMEADO secretário-geral da Organização do TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE – OTAN – o diplomata holandês JAAP DE HOOP SCHEFFER. Ele tomará posse em 1º de janeiro de 2004, em substituição ao britânico GEORGE ROBERTSON.

O quartel-general da ONU em BAGDÁ foi alvo, hoje, de um novo atentado suicida, um mês depois do ataque que matou 23 pessoas, entre elas o brasileiro SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, chefe da missão da organização no IRAQUE. Um suicida explodiu o carro-bomba a cerca de 250 metros do prédio da ONU, matando também um segurança e ferindo 20 pessoas. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, que ocorreu na véspera da abertura da ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU em NOVA YORK e obrigou a organização a reavaliar sua presença no País. O terrorista suicida se dirigiu até o estacionamento do QG da ONU e foi parado por um guarda iraquiano antes de chegar ao principal posto de controle do local. O motorista e o guarda começaram a conversar e a bomba foi detonada de dentro do veículo.

DIMINUÍDA de 10 anos para 20 meses de prisão, a pena do “hacker” DAVID SMITH, de 35 anos, condenado por criar e espalhar o vírus “MELISSA”, que causou mais de 80 milhões de dólares em prejuízos. Ele recebeu o benefício porque ajudou o FBI a capturar dois criminosos digitais através de um computador instalado dentro de sua cela. Em NEW JERSEY, EUA.

2 004  :  -   QUARTA-FEIRA
Hoje é comemorado o DIA DO RIO TIETÊ, mas só daqui a 26 anos as suas águas deverão apresentar uma qualidade melhor, mesmo quando atravessam a região metropolitana de SÃO PAULO. Os resíduos acumulados durante anos no fundo do leito estão sendo retirados, o esgoto passa por tratamento e a vegetação de suas margens vem sendo recuperada, com o plantio de árvores. Esses trabalhos serão inspecionados pelo governador GERALDO ALCKMIN hoje, que sobrevoará e navegará por um trecho do rio. “Estamos trabalhando com um cenário de melhoria para 2030”, disse o professor JOSÉ GALIZIA TUNDISI, presidente do Instituto Internacional de Ecologia. “É preciso ter paciência, pois a despoluição do TÂMISA, em LONDRES, começou na verdade em 1860”. Na opinião do professor, a recuperação da vegetação das margens do rio irá funcionar como um filtro, segurando a poluição difusa”. TUNDISI integra a equipe do piloto GÉRALD MOSS, criador do PROJETO BRASIL DAS ÁGUAS, que desde outubro de 2003 coletou com seu avião anfíbio LAKE RENEGADE 912 amostras de água de rios brasileiros, numa extensão de quase 90 mil quilômetros. No TIETÊ, ele coletou cerca de 20 amostras, numa extensão de 600 quilômetros, desde a nascente na cidade de SALESÓPOLIS, na SERRA DO MAR, até a foz junto ao RIO PARANÁ. Essas amostras revelaram um rio de quatro fases. A verde, que vai desde a nascente até a área urbana da GRANDE SÃO PAULO, apresenta suas águas razoavelmente protegidas, para se transformar em totalmente degradada até a cidade de ITU, onde o rio ainda sofre com impactos causados na metrópole. Nesse trecho, o nível de oxigênio do TIETÊ varia de zero a 2 mililitros por litro de água, nível incapaz de sustentar a vida aquática. A partir da barragem de BARRA BONITA, a falta de tratamento do esgoto, o vinhoto resultante do processamento da cana-de-açúcar e mau uso do solo são os responsáveis pela sua poluição. Após a barragem de PROMISSÃO, o rio começa a se recuperar, com seu índice de oxigenação subindo para 7 e 8 mililitros por litro de água. Um pouco antes de desembocar no RIO PARANÁ chega à fase azul.

A primavera começa hoje às 13:30 horas. A chamada “estação das flores” começará seca e quente, mas a tendência é de um período normal. “A temperatura e o volume das chuvas deverão ficar dentro dos padrões para a estação”, afirmou o meteorologista da CLIMATEMPO, ALEXANDRE NASCIMENTO.

Nesta manhã, por volta das 9:30 horas, chega em casa o repórter MARCELO GODOY, do “O ESTADO”. Vem ele para a continuidade da entrevista que vem mantendo comigo (pela terceira vez), colhendo dados para uma tese que abordará a transição da antiga FORÇA PÚBLICA (militarizada) para a POLÍCIA MILITAR atual (totalmente voltada para a comunidade). Para tanto, colheu depoimentos de dezenas de coronéis da reserva e reformados, a fim de estabelecer parâmetros de conduta. Hoje ele aborda a parte em que os coronéis HÉLIO GUAICURU DE CARVALHO, NELSON TRANCHESI, JUVENAL LOPES e SYDNEY GIMENEZ tiveram o seu período áureo na Corporação, exercendo o comando de postos chaves na PMESP. A época da subversão também é um dos pontos mais explorados pelo MARCELO. São quase 12 horas quando ele encerra as perguntas, ficando agora para ser marcado um outro dia no sentido dele tirar cópia de diversos documentos que guardo dos tempos que trabalhei no CPC e no CPChq. Deixamos GUARULHOS depois do meio-dia e ele me leva, em seu carro, até o METRÔ-TIRADENTES.

Na SÉ, cruzo com o CORONEL Ref CAVALCANTE, um dos idealizadores da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS SERVIDORES DO ESTADO E DOS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO – PAULISERV-SP. No dia 14 de maio de 2004, com a presença da maioria dos associados fundadores, foi feita a exposição de motivos expressa pela Diretoria Executiva e a apresentação do anteprojeto do estatuto apresentado pelo Conselho Deliberativo. A finalidade da PAULISERV-SP é a de concorrer e até promover os meios de valorização pessoal de seus associados, estimulando-os para o melhor desempenho das funções ou servidões que exerçam. As reuniões estão sendo realizadas todas as quartas-feiras na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. O Cel CAVALCANTE já me havia convidado para assistir essas reuniões e nesta oportunidade ele renova o convite.

No MMDS, junto com vários oficiais, comento a criação da PAULISERV-SP, por enquanto engatinhando. Mas o valor do Cel CAVALCANTE é o da persistência, pois ele foi também um dos idealizadores, a vinte anos atrás, da criação da COOPMIL, também uma iniciativa de vanguarda. Eram, na época, 230 pioneiros. Quando CAVALCANTE saiu da COOPMIL ele a deixou com mil e setecentos cooperados. Hoje é uma potência. Num ofício encaminhado ao Comandante Geral, em 19 de agosto, assinado pelos CORONÉIS WÁLTER CAVALCANTE DE BARROS e DÉLIO DE BARROS VELOSO, diz que a PAULISERV-SP visa acima de tudo, tirar o nosso pessoal de endividamento e da opressão financeira, mantida a custo do sistema de inflação zero e juros escorchantes, quando o processo produtivo estacionou e até regrediu, prejudicando a grande maioria, em proveito de uma minoria oportunista, gananciosa e usurária. Vários oficiais ainda não acreditam na PAULISERV-SP, mas a intenção dos criadores da nova Associação são movidos de intenções sérias e que poderão se tornar uma grande realidade no Estado de SÃO PAULO, pois abrange todas as classes de servidores, tanto na Capital como nos municípios.

Por volta das 15 horas, encerro a reunião com os oficiais. Passo ainda pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde encontro a CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS, segunda secretária da Diretoria Executiva, naturalmente guindada à posição que deixei em 13 de julho. Depois de muito relutar, não vendo outra saída, o presidente pediu a ela para assumir a secretaria das Medalhas, no que ela aceitou. Com isso, aprontou a lista das 32 medalhas PEDRO DE TOLEDO que serão entregues em 2 de outubro, em solenidade costumeira no Monumento-Mausoléu. O Sr MARCONDES tentou achar esse secretário no Corpo de Bombeiros, mas não encontrou nenhum oficial interessado em vir para o MMDC. Falamos sobre os estudos do novo Estatuto, cujo prazo para oferecimento de sugestões irá se esgotar no final de setembro.

Em casa, temos uma grande surpresa. O JOÃO, o último dos casos da MARLENE, que também não deu certo, embarca os seus pertences num caminhão e se despede de nós. Não deu mesmo certo a tentativa dos dois de viverem uma vida em comum. MARLENE queixa-se mais da usura do JOÃO, que não lhe dava o dinheiro suficiente para cuidar dos afazeres domésticos, principalmente no que dizia respeito à alimentação.

Telefono para o CORONEL MENDES e lhe forneço o endereço do escritório do advogado ROMAGNOLI, para a nossa reunião marcada para a tarde de amanhã, a fim de trabalharmos no novo Estatuto do MMDC. Logo em seguida, recebo um telefonema da presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. Doutora NELLY CANDEIAS decidiu receber a Ministra da Cultura de PORTUGAL no sétimo andar do IHGSP e suspende o coral e o clarim para esse evento mais íntimo, dado que a ministra pouco tempo irá permanecer no Instituto. A sua agenda, no sábado, na Capital de SÃO PAULO, é bastante carregada e ela deverá apenas passar pelo IHGSP, onde receberá o COLAR DO CENTENÁRIO.           

O Secretário Para Assuntos de Segurança Pública de GUARULHOS, RUBENS ISQUIERDO MARQUES GONÇALVES, efetuou, por volta das 14:30 horas, um disparo acidental com uma carabina CBC de calibre 22, no interior de uma sala do Comando da Guarda Civil, na VILA TIJUCO. O acidente preocupou as pessoas que se encontravam na sala e no interior do prédio. O ocorrido foi relatado ao guarda-civil JÚLIO CÉSAR FELÍCIO, vice-presidente licenciado da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que tem a opinião de que o disparo atentou contra a vida de pessoas que trabalham no local.

A Polícia Civil de DIADEMA, no ABC, está à caça de um suspeito de ter atacado a pauladas sete aposentados entre os dias 6 de maio e 17 deste mês. Quatro das vítimas morreram. Um dos sobreviventes, de 73 anos, ficou parcialmente cego. Os crimes aconteceram em um matagal ao lado da rodovia dos IMIGRANTES, próximo à região central da cidade. A motivação seria roubar a aposentadoria das vítimas. O maníaco –moreno claro, de cerca de 30 anos- os abordou em caixas eletrônicos. “Prestativo e simpático”, ele puxa conversa com a vítima e oferece ajuda para sacar o dinheiro. Depois, caminha ao lado do aposentado até chegar ao local do ataque.

O SÃO PAULO venceu hoje o SÃO CAETANO nos pênaltis por 4 a 1, após empate em 1 a 1 (gols de CICINHO e SERGINHO) e se classificou para a próxima fase da COPA SUL-AMERICANA. Em VOLTA REDONDA (RJ), o SANTOS buscou empate em 2 a 2 contra o FLAMENGO e venceu a partida nos pênaltis por 5 a 4. BASÍLIO abriu o placar para o SANTOS, mas IBSON empatou e virou para o FLA. Aos 47 minutos do segundo tempo, DEIVID igualou. O SANTOS é o classificado.

Agora que está prestes a casar, o FENÔMENO resolveu “pegar leve” na sua festa de aniversário. Ao contrário do ano passado, quando sua “festinha” deu muito o que falar, RONALDINHO reuniu apenas cerca de 20 amigos em sua casa, em MADRI. A modelo DANIELLA CICARELLI, a noiva, fez questão de receber os convidados ao lado do futuro marido. “Vai ser apenas um jantar íntimo, superprivado. Só para não deixar o aniversário passar em branco”, afirmou RONALDINHO. Ele voltou a falar sobre o atual momento de sua vida. Diz estar atravessando uma grande fase, tanto na vida profissional quando na vida pessoal. Ontem, quando foi substituído no segundo tempo do jogo do REAL MADRID conta o OSASUÑA, RONALDINHO recebeu vaias de boa parte da torcida merengue. O REAL MADRID venceu por 1 a 0, gol de BECKHAM, mas não jogou bem. O FENÔMENO não comentou a atitude dos torcedores. Porém, ROBERTO CARLOS, que também foi vaiado, assim como o português LUÍS FIGO, mostrou bastante irritação. 

Com mais duas medalhas de ouro conquistadas hoje em ATENAS – uma no atletismo e outra na natação – a delegação brasileira atingiu o melhor desempenho na história dos JOGOS PARAOLÍMPICOS. O BRASIL ocupa a décima colocação no quadro de medalhas, com oito de ouro, quatro de prata e duas de bronze, superando os sete ouros obtidos nos EUA, em 1984 – quando a PARAOLIMPÍADA foi disputada em duas sedes (NOVA YORK e STOKE MANDEVILLE – e os seis ouros conquistados em SYDNEY/2000. ANTÔNIO DELFINO conquistou o ouro nos 400 metros rasos categoria T-46 (amputados de uma mão). DELFINO quebrou o recorde mundial da prova. O segundo ouro brasileiro veio com o nadador CLODOALDO DA SILVA, nos 50 metros borboleta, com recorde mundial.

Dezesseis estudantes entre 12 e 17 anos e um adulto morreram hoje quando o ônibus escolar em que estavam caiu numa represa em ERECHIM (RS). Outras dez pessoas ficaram feridas. Ao todo, 30 pessoas estavam no veículo. O ônibus levava os estudantes da zona rural para o centro da cidade. A represa em que o ônibus caiu tem a média de dez metros de profundidade. As equipes de resgate, usando um guindaste, levaram cerca de três horas para poder retirar o veículo do local. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Foi encontrado hoje o corpo de THAYS DANIELLE TEIXEIRA PERES, de 12 anos, a 13 ª vítima do naufrágio do PRINCESA LAURA, no domingo, dia 19, em NOVO AIRÃO. O corpo estava em um dos camarotes do barco, semi-submerso no RIO NEGRO. A família tinha esperança de que ela estivesse viva porque sobreviventes disseram ter visto uma garota ser retirada por um homem.

Numa tumultuada assembléia, hoje, os servidores do Judiciário paulista decidiram manter-se em greve – há 87 dias eles estão parados, deixando a Justiça quase inativa. Na primeira votação, o comando de greve ficou na dúvida sobre o resultado, o que exigiu nova votação. Havia 12 mil servidores na assembléia, segundo os grevistas, e 5 mil, segundo a PM. O Tribunal de Justiça considera as negociações encerradas e ameaça não pagar os dias parados e reduzir férias e licenças-prêmio. De acordo com o desembargador JOSÉ RAUL GAVIÃO DE ALMEIDA, assessor da presidência do TJ, as punições não deverão demorar.

A Advocacia-Geral da UNIÃO (AGU) ganhou na Justiça da SUÍÇA o direito de repatriar 4,389 milhões de dólares localizados em uma conta do ex-juiz NICOLAU DOS SANTOS NETO no BANCO SANTANDER de GENEBRA. Várias contas dele foram bloqueadas, mas só em uma havia dinheiro. Caberá à Justiça brasileira definir a destinação desses recursos.

O governador do HAITI começou a enterrar hoje em valas coletivas centenas de corpos de vítimas da tormenta tropical JEANNE. Segundo a Defesa Civil, o total de mortos poderá ultrapassar de dois mil. Em GONAIVES, cidade mais atingida, não há eletricidade, a água potável está acabando e existe risco de epidemias. Pelo menos cento e oitenta mil pessoas em todo o país estão desabrigadas.

As duas voluntárias italianas seqüestradas no IRAQUE foram executadas, segundo notícia dada num site de radicais islâmicos pela ORGANIZAÇÃO JIHAD. Essa página da internet já foi usada para anunciar outras execuções.

Uma mulher-bomba palestina morreu e causou duas mortes, hoje, em JERUSALÉM ORIENTAL. Foi o primeiro atentado suicida na cidade desde fevereiro.     

O ex-cantor britânico CAT STEVENS, que depois de abandonar a carreira e converter-se ao islamismo passou a chamar-se YUSUF ISLAM, aguardava hoje em BANGOR, no Estado americano do MAINE, sua deportação para a GRÃ-BRETANHA. “Nós lhe negamos ingresso nos EUA por razões de segurança nacional”, disse o porta-voz do Departamento de Segurança Interna, DENNIS MURPHY, esclarecendo que o nome do ex-cantor consta de uma lista de pessoas proibidas de entrar nos EUA por suspeita de apoiar grupos terroristas.
 
22 DE SETEMBRO DE 2005   :   -    QUINTA-FEIRA
CORONEL MENDES telefona-me pela manhã. Ele acompanhará o presidente GINO até o Palácio dos Bandeirantes, onde terá uma conversa com o governador GERALDO ALCKMIN, conforme foi acertado no 9 de julho, no palanque, durante a solenidade. Posteriormente, numa solenidade acontecida recentemente, no VALE DO ANHANGABAÚ, conversamos com o Chefe da CASA MILITAR, Cel CELSO, e o encontro do governador e do presidente do MMDC finalmente foi marcado. Mas houve um inconveniente. A secretária do governador ligou diretamente para a casa do Sr. MARCONDES e aí aconteceu o imprevisto: Sr. MARCONDES se arvorou como sendo o convite a ele e convidou o GENERAL BUENO para acompanhá-lo em palácio. O MENDES e eu acertamos alguns pontos que deverão ser discutidos nesse encontro como, por exemplo, o aumento da PENSÃO ESPECIAL dos ex-combatentes de 32 e viúvas.
O TENENTE ANÍSIO telefona-me. Ele se encontra de licença-prêmio, mas recebeu o meu recado que precisava lhe avisar sobre o jantar do 3 de outubro. Peço a ele que divulgue essa nossa promoção aos outros associados: CAPITÃO HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS, TENENTE BARRETO, TENENTE CÍCERO e outros oficiais.
A DAMCO mantém contato comigo sobre o evento de 2 de outubro e a confecção dos diplomas da Medalha PEDRO DE TOLEDO. Converso com a CAPITÃO P Fem PM SUZUKI e SARGENTO MÁRIO.

Por volta das 13 horas, no MMDS, com os coronéis, majores e capitães que ali trabalham, conversamos sobre a renúncia de SEVERINO CAVALCANTI. Agora a dificuldade é escolher o novo presidente da Câmara. O consenso que a crise exige está sendo muito difícil. Já apareceram dez nomes para substituir o corrupto SEVERINO.
Tenho muito trabalho na Sociedade. Quero mandar o convite para o 2 de outubro e para o jantar de 3 de outubro, numa tentativa de confraternização dos associados e também conseguindo dinheiro com o jantar, para todos eles. Isso exige que as funcionárias LUCIENE e LILIAN trabalhem muito nesta tarde. Como estamos sozinhos, é feito um mutirão entre nós. O advogado ROMAGNOLI chega por volta das 16 horas. Ele já vendeu cinco convites para o jantar. Contaremos com as presenças dos advogados FÁBIO MARCOS TROMBETI (e senhora), MARCOS LESSA (e senhora) e JOSÉ ROBERTO GUTIERREZ GAMEIRO.
A DAMCO manda um motorista buscar os currículos dos agraciados com a Medalha PEDRO DE TOLEDO nas solenidades do 94º Aniversário do Centro Odontológico (dia 30) e da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (dia 3 de outubro). A LUCIENE entrará em contato, amanhã, com a CAPITÃO Fem PM SUZUKI, no sentido de entrega de convites e angariar adesões para o jantar do dia 3 de outubro. Ela também conversará com a CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS, nesse mesmo sentido.  

Para aqueles que dizem acreditar que técnico não ganha nem perde jogos, MÁRCIO BITTENCOURT provou que estão errados. Graças a uma desastrosa substituição de jogadores no final da partida desta noite, contra o ATLÉTICO MINEIRO, o treinador corintiano deixou escapar a vitória e permitiu ao adversário o empate de 1 a 1, no PACAEMBU. O vacilo custou ao time do PARQUE SÃO JORGE a queda para a terceira colocação no CAMPEONATO BRASILEIRO, agora com 47 pontos.
A PONTE PRETA arranca um empate com o VASCO, no RIO, em 0 a 0. JUVENTUDE e CORITIBA queriam a reabilitação, mas não saíram do 0 a 0 em CAXIAS DO SUL, no estádio ALFREDO JACONI. Após quatro jogos sem vencer, o ATLÉTICO PARANAENSE derrotou o BOTAFOGO por 2 a 0, no estádio ARENA DA BAIXADA, em CURITIBA. Com o resultado, o FURACÃO chegou aos 33 pontos e se afastou da zona de rebaixamento.

Estava tudo errado. O motorista acusado pelo acidente era menor de idade. O farol vermelho foi ignorado. E, para piorar, a grade protetora do córrego CABUÇU DE BAIXO, que corre no canteiro central da avenida INAJAR DE SOUZA, na zona norte, não foi recolocada pela subprefeitura da CASA VERDE, depois de ter sido derrubada, há um ano, em outro acidente naquele mesmo trecho. Resultado: a dona de casa CLEIDE DE LIMA, 27 anos, morreu hoje, às 15:30 horas, nas águas fétidas que ainda escondem o corpo do menino FERNANDO SILVA MARQUES, de 4 anos, outro que caiu no córrego, recentemente, no último domingo. CLEIDE estava em um automóvel VECTRA, cruzando a INAJAR DE SOUZA pela rua DÉIA DE CAMPOS LEMOS, quando um carro CORSA, conduzido por B., de apenas 15 anos, teria queimado o farol e, apesar da freada brusca, colidiu no cruzamento.
   
Toda semana a pedagoga JÉSSICA FERNANDES NASCIMENTO, 30 anos, viaja até o presídio de PRESIDENTE BERNARDES. Lá, ela pode conversar algumas horas com o marido. Um tocar de dedos é o único contato físico, já que ambos estão separados por uma tela. Essa é a rotina da mulher do ex-jogador ÉDSON CHOLBI DO NASCIMENTO, o EDINHO, filho de PELÉ, preso sob acusação de associação para o tráfico de drogas desde 6 de junho. Ao retornar do presídio, a moça não pode nem contar às duas filhas que o pai está preso. O EDINHO que JÉSSICA vai visitar religiosamente está abatido, mais magro, e se diz vítima de uma grande injustiça. O filho do ex-craque só chora quando vê o pai e a mãe, ROSEMARY. Sem poder ver as crianças, EDINHO manda cartas. Por telefone, JÉSSICA decidiu quebrar o silêncio e falou, pela primeira vez, a um órgão de imprensa. Contou hoje detalhes da dura vida de EDINHO em seus dois meses no Regime Disciplinar Diferenciado, onde fica encarcerado 23 horas por dia. EDINHO aguarda que o Supremo Tribunal Federal aprecie pedido de soltura feito pelo advogado SIDNEI GONÇALVES.

A polícia capturou o falso juiz federal que aplicava golpes em empresários e ricos comerciantes na Avenida PAULISTA e nos JARDINS. Ele foi reconhecido e denunciado por uma pessoa que via sua foto nos jornais. Apesar de ter sido reconhecido por cinco vítimas, ele não teve a prisão decretada pela Justiça e acabou sendo liberado. O suspeito é o publicitário mineiro MÁRIO LUIZ DIÓRIO MOREIRA, de 27 anos. Ele foi denunciado por um vizinho, que contou à polícia que costumava vê-lo andando pela rua JACKES FÉLIX, na VILA NOVA CONCEIÇÃO. Apesar dos indícios, MORREIRA nega participação nos crimes. Ele afirmou ter ficado surpreso com a ação policial e classificou sua prisão como um engano, pois teria uma vida estável como publicitário.

Uma das funcionárias que acusou o vereador ADEMIR DA GUIA de cobrar mensalinho do salário dos assessores de seu gabinete registrou um boletim de ocorrência, na noite da última segunda-feira, relatando ter recebido ameaças. Ela conhece a família do vereador há cerca de 20 anos. A mulher mora no mesmo condomínio que o parlamentar, em um prédio da rua CARDOSO DE ALMEIDA, em PERDIZES, bairro nobre da zona oeste de SÃO PAULO. A funcionária citou no Boletim de Ocorrência que vinha sendo intimidada por meio de ligações telefônicas. O delegado-assistente JOSÉ MANOEL MARTINS irá convocá-la para depor e explicar melhor o que aconteceu.

Adolescentes de famílias pobres da cidade de COLINA, na região de RIBEIRÃO PRETO, disseram, em depoimento ao Ministério Público, que policiais militares estariam mantendo relações sexuais com menores, em alguns casos até dentro de viaturas. As afirmações foram feitas pelas mesmas jovens que denunciaram, na semana passada, ter participado de festas com empresários e profissionais liberais da cidade. Nos eventos, afirmam elas, todos consumiam bebidas alcoólicas, drogas, e faziam sexo com as menores, que receberiam entre oitenta e cem reais. As novas denúncias foram feitas ao promotor FÁBIO ROBERTO CONSTANTINI, que ouviu oito jovens, as mães de duas delas e duas integrantes do Conselho Tutelar de COLINA. No depoimento, as menores afirmaram que seis PMs as obrigavam a manter relações sexuais com eles. A abordagem, ainda segundo elas sempre era feita por dois PMs, que, em alguns casos, usavam viaturas da Ronda Escolar. Hoje, o TENENTE-CORONEL PM ARI RIBEIRO VICENTE DA SILVA, comandante da Polícia em BARRETOS, que responde pelo policiamento em COLINA, disse que só pretende se manifestar sobre o caso após receber a denúncia do Ministério Público. Agora, quatro envolvidos estão com prisão preventiva decretada. Três estão presos. O quarto acusado é o atleta olímpico LUCIANO MIRANDA DRUBI, que está foragido. Todos negam o crime.

O doleiro VIVALDO ALVES, conhecido como BIRIGÜI, depôs hoje por cerca de quatro horas ao juiz substituto PAULO ALBERTO SARNO, da 2 ª Vara Criminal Federal. O doleiro confirmou em seu depoimento tudo o que havia dito durante o inquérito da Polícia Federal que apurou a suposta movimentação financeira ilegal da família MALUF no exterior. “Eu administrei 160 milhões da família MALUF. Isso é verdade. Vou com a verdade até o final”, disse BIRIGÜI depois de seu interrogatório. Pouco antes do depoimento, BIRIGÜI foi taxativo. “A conta (CHANANI) era minha, mas o dinheiro era deles (dos MALUF)”. A cela em que o ex-prefeito PAULO MALUF está preso na Superintendência da Polícia Federal foi revistada hoje por volta das 8:30 horas. Dois procuradores e oito policiais fizeram uma varredura em busca de irregularidades, a operação seria rotina. Numa sala administrativa próxima à cela de MALUF foram encontradas algumas guloseimas como chocolates e uma garrafa de champanhe DOM PERIGNON pela metade. Hoje foi dia de visita para os presos da PF. O vereador WADIH MUTRAN, que esteve com MALUF, disse que o aconselhou a pedir a avaliação de um cardiologista sobre seu estado de saúde. MALUF está bastante abatido e pode ter problemas cardíacos. “Ele se queixou de muita dor no peito. Deveriam providenciar urgentemente um clínico do coração”, disse MUTRAN. O vereador CARLOS GIANAZZI apresentou hoje um pedido de CPI do MALUF na Câmara Municipal. “A intenção é fazer com que os 466 milhões de dólares retirados por ele sejam devolvidos”, afirmou.
    
O líder do governo da Câmara, ARLINDO CHINAGLIA, retirou hoje, a pedido do Planalto, sua candidatura à presidência da Câmara, menos de 24 horas após ter sido lançado. Agora o governo articula a candidatura de ALDO REBELO. Havia resistências a CHINAGLIA entre os partidos da base aliada. Entre os mais de dez candidatos estão ainda o presidente interino da Câmara, JOSÉ THOMAZ NONÔ,  e o presidente do PMDB, MICHEL TEMER. Apenas dois, no entanto, oficializaram seus nomes na disputa: JOÃO CALDAS e JAIR BOLSONARO. A eleição será na quarta-feira, dia 28 de setembro.

REJEITADO por unanimidade, pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO, o recurso da ação de indenização por danos morais movido pela cantora ELBA RAMALHO contra a revista VEJA, por causa da reportagem “FUI CHIPADA”, de 9 de maio de 2001. ELBA sentiu-se ofendida pelo fato de a revista ter publicada a notícia, com base em entrevista gravada, que extraterrestres haviam implantado um chip em seu corpo.

MANTIDA a inelegibilidade por três anos e a cassação do mandato do ex-prefeito de CAMPOS DOS GOYTACASES, CARLOS ALBERTO CAMPISTA, por captação ilícita de votos. Por unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral do RIO DE JANEIRO.

APROVADO o projeto de gestão de florestas públicas que permite a exploração econômica de áreas protegidas num regime de concessão. O projeto segue pra a Comissão de Constituição e Justiça. A aprovação foi pelas comissões de Assuntos Econômicos e de Meio Ambiente do Senado.

A preocupação com o declínio da natalidade na FRANÇA levou o governo a anunciar nesta quinta-feira um pacote de medidas para estimular que as mães tenham um terceiro filho. Irá pagar uma mensalidade de 750 euros às famílias e conceder benefícios fiscais, além de ajuda financeira para creche, transporte e alimentação. Atualmente, o governo paga às mães mensalidade de 510 euros, e a licença-maternidade varia de um a três anos.

O furacão RITA perdeu hoje um pouco de sua força e caiu da categoria 5 para 4 mas ainda é extremamente perigoso, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Sua rota se deslocou para o leste, ameaçando agora a costa da LOUISIANA, castigada pela passagem do KATRINA no fim de agosto. A velocidade dos ventos do RITA atingiu 282 km/h, pouco antes de ele perder intensidade, causando chuvas, ressacas e aumento de 30 centímetros na maré nas áreas costeiras do GOLFO DO MÉXICO. A previsão é de que o furacão alcance a costa no dia 24. Mais de dois milhões de pessoas estão deixando o sul do TEXAS. Segundo levantamento feito hoje, 91,93% da produção diária de petróleo na região do GOLFO DO MÉXICO está parada, ainda por causa do KATRINA ou preventivamente por causa do RITA. Isso representa quebra de 30% da produção americana.


2 006    :    -   SEXTA-FEIRA  
LEITURA DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO DE 22 DE SETEMBRO DE 2006. O CADERNO METRÓPOLE TRAZ:
CARLA LIGOU PARA A MÃE ÀS 19 H, DO TELEFONE DE UBIRATAN. Telefonema aconteceu na noite do crime; polícia quer saber teor da conversa.
A advogada CARLA PRINZIVALLI CEPOLLINA, de 40 anos, telefonou para a mãe, a também advogada LILIANA PRINZIVALLI, às 19 horas do sábado, no dia 9, do telefone fixo do apartamento do coronel e deputado estadual UBIRATAN GUIMARÃES. A ligação durou quatro minutos. Quinze minutos depois foi a vez de LILIANA ligar para o apartamento. A polícia quer saber o que mãe e filha conversaram. Moradores do prédio disseram ter ouvido um barulho de tiro por volta daquele horário no apartamento de UBIRATAN. Principal suspeita do crime, CARLA alega inocência.
A mãe da suspeita afirmou ontem que a filha telefonou para dizer que iria chegar tarde em casa naquele dia e perguntou se havia alguma visita em casa. LILIANA tentou explicar o fato de ter ligado em seguida afirmando que teve um pressentimento e pediu à filha que voltasse mais cedo naquele dia.
Houve ainda uma terceira ligação, feita por CARLA à mãe naquela noite. LILIANA disse que a filha lhe telefonou de uma vídeo-locadora, perguntando se queria que ela alugasse um filme. Por fim, LILIANA criticou o advogado VICENTE CASCIONE, que representa a família de UBIRATAN, dizendo que a “fúria” dele era a única prova contra a sua filha.
“Ela é mãe e advogada, está no papel dela”, disse CASCIONE. Segundo ele, os indícios mostram que foi no horário dos telefonemas que o deputado foi morto com um tiro no abdome. A bala perfurou uma artéria do coronel, provocando hemorragia interna e um enfarte. Isso impediu qualquer possibilidade de ajuda ao coronel.
O fato foi constatado pelos peritos do Instituto Médico-Legal (IML), que enviou ontem o laudo ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pelo caso. No começo da noite de ontem, os policiais do DHHP voltaram ao apartamento do coronel, nos JARDINS, na zona sul de SÃO PAULO, em busca de novos vestígios e provas. Os peritos procuravam sangue e impressões digitais no imóvel. Os policiais agora esperam pelos laudos do Instituto de Criminalística (IC), entre eles os que procuram vestígios de disparo de arma de fogo nas roupas e bolsa usada pela advogada CARLA.
Por enquanto, os peritos do IC só concluíram o laudo sobre os telefones celulares de CARLA, UBIRATAN e LILIANA, onde constavam os telefonemas entre LILIANA e CARLA na noite do crime.
Os exames também apontaram ligações já divulgadas da delegada da Polícia Federal RENATA MADI para os telefones do coronel UBIRATAN. CARLA admitiu que teve uma crise de ciúmes com os telefonemas da delegada, o que a levou a deixar o apartamento do coronel. Segundo o advogado CASCIONE, o coronel estava separado de CARLA e namorava a delegada. A advogada diz que o relacionamento ainda existia e chegou a divulgar notas fiscais de compras para UBIRATAN para provar que o namoro com a vítima não havia terminado.  

Após sete anos fechado para reforma, o PLANETÁRIO DO IBIRAPUERA reabre hoje na zona sul de SÃO PAULO em evento para convidados. No fim da semana o prédio abre ao público em sessões gratuitas. Além das mudanças estruturais, o PLANETÁRIO ganhou equipamentos de projeção e mostrará imagens captadas pelo telescópio HUBBLE e satélites da NASA em tempo real. Até novembro, o prédio vai funcionar apenas em algumas datas, pois os equipamentos ainda estão em testes. Além das sessões nos próximos dias 23 e 24, haverá sessão em 30 de setembro, 7,8 e 12 de outubro, às 15 horas. A partir dessa data, haverá uma sessão aos sábados e aos domingos, às 15 horas, além de uma às quintas, às 19:30 horas.

No MMDS, com o AMÉRICO, recebo as primeiras coordenadas da OPERAÇÃO SÃO GERALDO. Tudo está se desenvolvendo a contento. Não há grandes novidades. Logo compareço na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que hoje recebe a visita do sobrinho do primeiro presidente da Sociedade, MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA. Traz o convite feito pela família para a inauguração da foto do seu tio, fundador do MMDC, em 7 de julho de 1954. Durante um bom tempo o MÉRCIO coloca-nos a par de problemas familiares que levaram à morte o seu tio, em 1983. Quer colaborar com a solenidade marcada para o próximo dia 28.
O CORONEL MENDES está encerrando a problemática dos currículos e ofícios de outorga da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, para as solenidades de 2 de outubro (no IBIRAPUERA) e 4 de outubro (na LAPA). Tanto a 5ª EM/PM como o CPAM/5 encaminha emissários para acertar os documentos relacionados com os recipiendários nos dois eventos.
O presidente GINO também está presente na Sociedade. Ele mandou muitos convites “pessoais” para o 2 de outubro. 
Recebemos também a visita do 1º TENENTE ANÍSIO, que durante alguns meses esteve afastado do MMDC. Alega o excesso de serviço. Para vir hoje ao MMDC pediu licença para o CORONEL SALGADO, seu comandante no CPAM-1. 
Pela internet, procuramos o endereço de OG POZZOLI, pois o ofício de outorga da Medalha está com o CORONEL MENDES. A Secretaria Geral da Associação Comercial ajuda-nos nessa procura e o MENDES consegue telefonar para o OG POZZOLI. Ele foi indicado para receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO pela Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial.
O CORONEL MENDES entrega-me o SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, desta data. Ele publica na página 6 uma boa reportagem sobre “SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC comemora aniversário da Cessação das Hostilidades da Revolução Constitucionalista. Cerimônia alusiva à data será realizada no Obelisco do IBIRAPUERA, oportunidade em que serão condecoradas diversas personalidades. Meu companheiro entregou ao jornal um artigo que preparei. Ele é publicado na íntegra. Esse artigo está dividido em duas partes – História e Lembranças – e nesta última, o jornal diz: O CORONEL PM Ref MÁRIO FONSECA VENTURA, secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC disse que os heróis nunca devem ser esquecidos. 74 anos passados, são lembrados os grandes feitos dos nossos três irmãos gaúchos sacrificados em SÃO JOÃO; daquela moça loira, que ao ombro de dois rapazes fazia ondear a Bandeira Paulista no centro da Capital Federal, RIO DE JANEIRO; dos artilheiros metralhados e afogados no RIO AMAZONAS; daquele herói juvenil paranaense, PAULO CÍCERO TEIXEIRA, lutando uma noite inteira e morrendo com o dedo no gatilho; dos estudantes baianos feridos na Faculdade de Medicina; dos 38 mil voluntários paulistas; dos 300 mortos nas fileiras da FORÇA PÚBLICA, a maioria filhos de outros Estados; dos outros 330 voluntários que deram seu sangue pela causa constitucionalista; das heróicas mulheres paulistas que deixaram o lar para servir à Revolução. Que sejam lembrados também em 2 de outubro os voluntários gaúchos que formaram em SÃO PAULO o BATALHÃO BENTO GONÇALVES; também os mineiros, que criaram o BATALHÃO TIRADENTES; os heróis mato-grossenses de PORTO MURTINHO, COXIM e TRÊS LAGOS; dos voluntários do PARANÁ; do BATALHÃO GOIANO; da FRENTE ÚNICA do RIO GRANDE DO SUL; dos estudantes de BELAS ARTES do RIO; dos heróis de ÓBIDOS, no AMAZONAS; dos de SOLEDADE, no RIO GRANDE DO SUL; do BATALHÃO DE GARIMPEIROS do MATO GROSSO; dos constitucionalistas de ARAPONGA, em MINAS; dos combatentes pela causa paulista em CASTRO e SENGÉS, no PARANÁ. Quero frisar com essas palavras o caráter nacional da Revolução Constitucionalista de 1932, afastando de uma vez por todas o mito do separatismo que pairava sobre SÃO PAULO, fruto de uma bem urdida manobra de GÓIS MONTEIRO, chefe das forças ditatoriais. Acredito mesmo que o tempo fez esquecer toda essa gente que lutou ao lado de SÃO PAULO. Hoje, são poucos os heróis de 1932 que estão vivos. No Monumento-Mausoléu estão imortalizados 751 combatentes. Neste ano, em 9 de Julho, oito veteranos foram se juntar aos 743 que ali formam a grande falange dos bravos que lutaram por nós há 74 anos.

Vamos deixar o MMDC depois das 17 horas. O MENDES leva-me até a estação ARMÊNIA. Com a queda da temperatura, somos surpreendidos pelo retorno do frio, agora que a primavera chega.

Durou apenas quatro meses a passagem de TITE pelo PALMEIRAS. O treinador pediu demissão hoje, por não aceitar a interferência e as duras críticas do diretor de Futebol, SALVADOR HUGO PALAIA, ao seu trabalho. Após a derrota por 3 a 2 para o SANTA CRUZ, no RECIFE, ontem, o dirigente sugeriu que o técnico “calasse a boca e não reclamasse mais da arbitragem”. No saguão do Aeroporto do RECIFE, hoje à tarde, TITE se reuniu com o próprio PALAIA e o presidente do clube, AFFONSO DELLA MÔNICA, e comunicou seu desligamento do cargo. MARCELO VILAR, do time B, dirige a equipe no clássico do domingo, dia 24, diante do SÃO PAULO, pelo BRASILEIRO, em PRESIDENTE PRUDENTE.

Ainda em recuperação de uma raspagem de um calo ósseo no joelho esquerdo, RONALDO não desistiu de vestir a camisa da seleção brasileira. Aos 30 anos, ele espera convencer o técnico DUNGA a lhe dar uma chance. “Estou com saudades da seleção. Ano que vem tem COPA AMÉRICA e estou com vontade de ajudar o BRASIL a ganhar este título de novo”, afirmou. Antes do Mundial da ALEMANHA, o FENÔMENO era considerado um dos intocáveis da seleção brasileira. Era o símbolo da CBF. Mas, após a COPA DO MUNDO, a imagem do craque ficou arranhada. Um dos pontos que provocaram o grande desgaste foi o fato de ele ter se apresentado fora de forma para o Mundial. RONALDO reconhece que cometeu alguns erros, mas não quer ser apontado como o único responsável pelo fracasso na competição. “Nunca me senti herói de nada e tampouco vou vestir a carapuça de culpado. Tive minha responsabilidade nos dois episódios (2002 e 2006). Mas todos tivemos. Sei o que ainda posso fazer no futebol e por isso estou tranqüilo”, declarou o jogador do REAL.
RONALDO voltou a treinar na semana passada após passar por cirurgia na tíbia esquerda, em julho, e pretende retornar em breve aos gramados.
Agora, aos 30 anos, RONALDO afirma que ainda sente muito gosto pelo futebol e traçou objetivos audaciosos para o futuro. “Ainda não vejo o fim. Não tiro da cabeça a idéia de ser o número um”, disse o craque, numa entrevista, por ocasião do seu 30 º Aniversário.

O petista JORGE LORENZETTI que participou da negociação de entrevista do empresário LUIZ ANTÔNIO VEDOIN à revista ISTO É, depôs hoje à Polícia Federal e apresentou versão que conflita com declarações de outros acusados e com dados objetivos da investigação.  Os depoimentos dele e de EXPEDITO VELOSO, ex-diretor do BANCO DO BRASIL envolvido no caso, isentaram pessoas próximas ao presidente LULA, como FREUD GODOY, assessor especial que trabalhava a alguns metros do gabinete presidencial, atuava na campanha de reeleição e foi quem coordenou a ação de intermediários presos com R$1,75 milhão em dinheiro. O presidente do PT, RICARDO BERZOINI, afastado da campanha de LULA, também foi poupado por LORENZETTI – mas a PF quer ouvi-lo, por considerar que pode ajudar a elucidar o caso.
Em sintonia, ministros de LULA deram declarações minimizando a importância do dossiê VEDOIN e da negociação da entrevista. TARSO GENRO falou em golpismo e culpou a imprensa, a oposição e as “elites” pela crise. O presidente seguiu em linha semelhante. “É preciso ficar de olho, porque tem gente neste país que ainda não aprendeu a viver na democracia”, disse LULA em encontro com prefeitos. “Estão ansiosos para ver se existem outros meios, que não da relação democrática da eleição, para evitar que as pessoas dirijam este país”.    A PF abriu novas frentes de investigação. Os agentes apuram se os dólares destinados a VEDOIN chegaram ao País em um jatinho. Também trabalham com a possibilidade de EXPEDITO VELOSO ter usado seu cargo no BB para violar o sigilo bancário de ABEL PEREIRA, dando munição a VEDOIN para apresentá-lo como intermediário de um esquema que envolveria o ex-ministro BARJAS NEGRI.

A Associação dos Cabos e Soldados da PM é acusada de embolsar cerca de R$1,5 milhão com a construção de imóveis populares para associados de baixa renda. A denúncia também faz parte do dossiê enviado ao Ministério Público. Segundo o dossiê, desde 1996 a associação construiu 3.521 imóveis, vendidos, em média, por trinta mil reais. Um acordo entre a entidade e as construtoras destina 1,5% de cada unidade à associação. Porém, conforme a denúncia, não há registro da entrada de dinheiro em caixa. O CABO PM RUIZ CARLOS CEZÁRIO, autor das denúncias, afirma estar sendo ameaçado desde que começou a levantar as irregularidades. Em julho, a diretoria o afastou do conselho fiscal. No dia 29 do mesmo mês, ele fez queixa de ameaça no 33 º DP (PIRITUBA), registrada no boletim de ocorrência número 3797/2006. Há denúncia também na CORREGEDORIA.

A Polícia Civil desencadeou hoje uma das maiores operações contra cooperativas de perueiros suspeitas de ligação com o PCC. Os mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça tinham como alvo as três garagens da Associação Paulistana, que operam linhas na zona leste da capital. Ao todo, quinze perueiros foram detidos, entre eles integrantes da diretoria das cooperativas.
Três permaneceram presos, um deles o presidente da Associação Paulistana, o ex-cabo da Polícia Militar, AGNALDO SABINO PEREIRA, de 41 anos. Na sala dele, os investigadores encontraram 12 projéteis para fuzil calibre 762.

No PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, o Secretário da Segurança Pública SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, o Secretário Adjunto da Segurança Pública MARCELO MARTINS DE OLIVEIRA, o Delegado Geral de Polícia MARCO ANTÔNIO DESGUALDO e o Delegado Geral de Polícia Adjunto LUIZ CARLOS DOS SANTOS foram agraciados com a Medalha Comemorativa do Jubileu de Brilhante da CASA MILITAR. A homenagem faz parte das comemorações dos 75 anos de criação da CASA MILITAR do Gabinete do Governador. O objetivo da entrega da medalha é reconhecer pessoas e instituições que se destacaram nos serviços prestados ao Estado de SÃO PAULO contribuindo para o engrandecimento da CASA MILITAR. “Acredito que todos nós somos privilegiados por vivenciar este marco histórico, compartilhando com muita alegria a comemoração do Jubileu de Brilhante da CASA MILITAR. Certamente estamos desfrutando de momentos inesquecíveis”, disse a CORONEL Fem PM FÁTIMA RAMOS DUTRA, Secretário Chefe da CASA MILITAR.
Compuseram a mesa de honra o Governador CLÁUDIO LEMBO; a Primeira-Dama do Estado RENÉA LEMBO, Presidente do Fundo Social de Solidariedade; o Desembargador CELSO LIMONGI, Presidente do Tribunal de Justiça, e a CORONEL Fem PM FÁTIMA RAMOS DUTRA, Secretário Chefe da CASA MILITAR. Estiveram presentes à cerimônia os Secretários de Estado, o Conselho da Polícia Civil e membros do Governo do Estado de SÃO PAULO. 

O líder do grupo xiita HEZBOLLAH, HASSAN NASRALLAH, reuniu hoje 500 mil pessoas em BEIRUTE para proclamar a “vitória divina” na recente guerra com ISRAEL. Foi uma grande demonstração de força: o LÍBANO tem 4 milhões de habitantes, sendo 35% xiitas. NASRALLAH disse que o HEZBOLLAH tem mais de 20 mil foguetes, não será desarmado “por nenhum Exército do mundo” e continuará ampliando seu arsenal. Foi a primeira vez que ele apareceu em público.

Morreu hoje em BUENOS AIRES, ENRIQUE GORRIARÁN MERLO, polêmico líder da guerrilha Argentina nos anos 1970 e 1980. MERLO também agiu na NICARÁGUA e no PARAGUAI e foi o responsável pelo assassinato do ex-ditador nicaragüense ANASTÁCIO SOMOZA, em 1980. MERLO liderava o Exército Revolucionário do Povo (ERP), que causou turbulências na ARGENTINA até ser destruído após o golpe militar de 1976.

Pelo menos 25 pessoas morreram e outras dez ficaram feridas num acidente com um trem-bala, com suspensão magnética, que viajava a 300 quilômetros por hora no noroeste da ALEMANHA. O acidente aconteceu entre as cidades de LATHEN e MELSTRUP, perto da fronteira com a HOLANDA.

2 007      :     -     SÁBADO
O ESTADO DE SÃO PAULO traz em sua página A22 NACIONAL:
ANOS DE CHUMBO
SEQÜELAS DA INVASÃO DA PUC CONTINUAM
Há 30 anos, operação truculenta de 500 homens marcou regime militar.
IRIA VISONÁ tinha 23 anos, fazia biologia na USP. Era do noturno 77. GRAZIELA EUGÊNIA AUGUSTO também tinha 23 anos e fazia jornalismo na CÁSPER LÍBERO. Hoje, aos 53 anos, as duas trilham caminhos profissionais distintos – ÍRIA é médica patologista, GRAZIELA é servidora do Judiciário – mas guardam em comum sinais que a repressão deixou em suas vidas. Marcas que nem a medicina nem o tempo deram jeito.
As duas sofreram queimaduras de terceiro grau, que as bombas da polícia provocaram. ÍRIA foi atingida na perna esquerda, do joelho ao pé. O fogo atingiu GRAZIELA no abdômen, braço esquerdo e mãos.
Depoimento de PAULO EGYDIO MARTINS, 79 anos, então governador de SÃO PAULO: “Havia um decreto do presidente da República que proibia terminantemente reunião da UNE em qualquer local, em qualquer Estado. O decreto era assinado também pelo ministro ARMANDO FALCÃO (Justiça). Naquele dia, por volta das 10 horas da manhã, o ERASMO (ERASMO DIAS, secretário de Segurança) me comunicou sobre uma reunião que parecia ser da UNE, dentro da PUC. Pedi a ele que me mantivesse informado pelo rádio interno do governo. Em face do decreto eu tinha que tomar uma atitude. Às 11, ERASMO avisou que os estudantes haviam estendido uma faixa anunciando a reunião da UNE. Minha instrução foi clara e firme: “Vamos respeitar o campus da PUC”. Decidi assim, embora houvesse a possibilidade de intervenção no Estado. Eu estava ciente disso. Por volta das 6 da tarde, os estudantes se retiraram da PUC e foram para o TUCA. Dei orientação: ‘O TUCA é da PUC, não intervenham’. A tropa estava nas ruas desde cedo. Às 6 e meia, os estudantes deixaram o teatro e foram enfrentar a polícia na rua. Atiraram pedras. O ERASMO me ligou: ‘E agora, o que eu faço?’ Quem deu a ordem para intervir fui eu. Mandei impedir baderna de estudantes na rua. Os policiais tiveram que jogar bombas de gás. Os estudantes invadiram e se refugiaram na PUC. Uma versão é que a reitora (NADIR KFOURI), segundo o TUMA (senador ROMEU TUMA, à época diretor-geral do DOPS), pediu à polícia que protegesse o patrimônio da PUC. A outra versão é que os estudantes correram para o campus e a polícia foi atrás. Eu infringi o decreto presidencial das 10 horas até o início da noite. A ação policial não foi ato do ERASMO. Essa responsabilidade eu assumo. Eu tinha que exercer autoridade de governador. Desrespeitei o decreto federal até um determinado ponto que a minha consciência indicou. Não havia bomba incendiária. Era lacrimogêneo. Umas moças tentaram pegar e jogar de volta nos policiais. Acabaram se queimando. Eu não tinha e não tenho ânimo contra a universidade. Meses antes da operação, o cardeal ARNS (PAULO EVARISTO ARNS, então arcebispo de SÃO PAULO) me procurou e disse que a PUC atravessava gravíssima crise financeira. Autorizei ajuda substancial, em forma de doação. Não me arrependo de nada. Com decreto ou sem decreto, faria tudo de novo. Se fosse governador, novamente eu repetiria tudo, exatamente como fiz.”      
Trinta anos depois, as duas antigas companheiras de luta se reencontraram. ÍRIA VISONÁ e GRAZIELA EUGÊNIA AUGUSTO se abraçaram e trocaram beijos. Durante uma hora e quinze minutos, recordaram a noite fatídica. Resgataram cenas das quais jamais conseguiram se desvencilhar. O relato das duas é pontuado de amargura, mas não de arrependimento, porque acreditam que os estudantes nas ruas foram decisivos para a abertura.
Aquela noite....
ÍRIA: “Eu corri, me fizeram correr, você vai junto com a multidão. Lembro de ter sentido um ardor muito forte, mais forte ainda no joelho esquerdo.. Cai em cima de uma bomba, de joelho. A parte da frente da minha calça de brim sumiu inteira! Fiquei jogando água no ferimento, não sabia que era queimadura. Tinha uma fumaceira forte. A polícia deu ordem para todo mundo sair de mãos dadas. Lembranças ruins. Falaram que pegou fogo porque a gente estava usando roupa de náilon por baixo. Mas a minha era algodão 100¨. Quando me viram sangrando, me puseram no camburão com outros feridos. Fui para o Hospital das Clínicas. Os médicos rasparam a pele da minha coxa para fazer enxerto. Nunca mais usei saia. Valeu a pena lutar, participamos da história. Eu era militante, mas não era fanática. Tinha os fanáticos da classe”.
GRAZIELA: “A gente se reuniu em frente ao teatro (TUCA). Um orador lia a carta e a gente repetia. Aí chegaram carros de polícia. Escutei um barulho muito forte, explosões de bombas, foi um tumulto. A polícia cercou o prédio. Todo mundo ficou espremido na rampa (ao lado do TUCA). Todo mundo queria fugir, bateu pânico. Caí numa escada, só vi um clarão e desmaiei. Quando abri os olhos, estava rolando no chão. Era bomba incendiária sim. Fiquei em estado de choque, na hora não sentia nada. Queriam me levar a pé, eu gritei que não podia. Havia outros feridos na ambulância. O gás sufocava. Não me lembro quantas cirurgias sofri, três, quatro, sei lá. Eu não me arrependo. A gente queria um BRASIL sem repressão. Eu ia em todas as passeatas. Fiquei abalada, mas superei”.
A Justiça levou 20 anos para impor ao governo a reparação a ÍRIA, a GRAZIELA e a outras estudantes. ÍRIA recebeu cerca de 50 mil reais. GRAZIELA um pouco menos.
A invasão foi alvo de Comissão Especial de Inquérito na Assembléia. ERASMO DIAS foi incriminado por abuso de autoridade e crime de responsabilidade, mas a Procuradoria Geral de Justiça mandou arquivar o caso.  

Dedico-me aos meus arquivos e às minhas memórias digitalizadas neste quente sábado, com temperatura superior a trinta graus. Em casa, LUCINDA curte mais uma gripe. A presença do bisneto IAGO a anima um pouco. O trabalho doméstico não é fácil ser feito no estado em que ela se encontra.
Faço um contato telefônico com o antigo PM MÁRIO TOMAZZONI, que trabalhou comigo na 1ª Companhia do 9º BPMM, na CASA VERDE, quando ali comandei nos anos 1970. Ele está completando 79 anos de idade. Queixa-se de problemas de catarata e que será operado na semana que vem. Relembra alguns episódios daquela época em que, como capitão, comandei a companhia mais importante do batalhão, na visão do comandante, MAJOR CARVALHO.

À noite, assisto na GLOBO “EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO ÚLTIMO VERÃO”.

O SÃO PAULO vence hoje o FIGUEIRENSE por 2 a 0 e supera a marca dos cem gols no ano. Após três empates com o FIGUEIRENSE no ano – dois deles pela COPA SUL-AMERICANA – o líder do Campeonato Brasileiro espantou a zebra de FLORIANÓPOLIS em grande estilo. Com o triunfo, a vantagem sobre o segundo colocado, o CRUZEIRO, atinge impressionantes doze pontos – 60 a 48.
O SANTOS voltou a viver o pesadelo de encarar o GRÊMIO em PORTO ALEGRE. Perdeu o jogo pela contagem mínima e ainda viu o rival gaúcho ultrapassá-lo na classificação. O time da BAIXADA SANTISTA acumula, agora, meia dúzia de derrotas nas últimas seis visitas ao Estádio OLÍMPICO. O pior é que a derrota de hoje deixará o SANTOS fora da zona de classificação para a LIBERTADORES até a próxima rodada.
Jogando um péssimo futebol, o GOIÁS não passou de um empate hoje em 1 a 1 com o AMÉRICA – RN, lanterninha do Campeonato, mesmo em pleno Estádio SERRA DOURADA.

Quase sete anos depois de ter abandonado o poder e fugido para o JAPÃO, o ex-presidente peruano ALBERTO FUJIMORE retornou hoje a LIMA, onde o aguardava uma relativamente confortável cela blindada de 50 metros quadrados, com sala e banheiro privativos. Extraditado pelo CHILE, país no qual chegou de surpresa no fim de 2005, FUJIMORI deve responder por cinco acusações de corrupção e duas por violações de direitos humanos.
O ex-presidente, de 69 anos, teve uma baixa de pressão e recebeu atendimento médico quando o avião da polícia peruana que o trazia de SANTIAGO fez uma escala técnica em TACNA, no sul do PERU.
Embora não tenha sido o retorno triunfal com o qual FUJIMORI sonhou no ano passado – quando a Justiça peruana recusou a inscrição para que concorresse à eleição presidencial de 2006 – centenas de partidários saíram às ruas de LIMA para festejar a volta do líder e exigir sua absolvição e libertação. Em seus dez anos de governo, entre 1990 e 2000, FUJIMORI alcançou grande popularidade por ter derrotado o império do terror da guerrilha maoísta SENDERO LUMINOSO e controlado uma hiperinflação que chegou a quase 7.500%. No mesmo período, dissolveu o Congresso numa “autogolpe” (em 1992), liderou o país numa guerra contra o vizinho EQUADOR (em 1995) e aniquilou o comando guerrilheiro que tomou a Embaixada do JAPÃO em LIMA (entre 1996 e 1997). Por essas ações, e pela vasta rede de corrupção e chantagem montada por seu ex-assessor de inteligência VLADIMIRO MONTESINOS, o ex-presidente é tido por seus adversários políticos como um déspota corrupto e populista.
Com FUJIMORI em solo peruano, analistas estimam que o movimento fujimorista – liderado por sua filha KEIKO SOFIA – deve crescer. KEIKO foi a deputada mais votada na eleição para o Congresso unicameral do ano passado e os fujimoristas controlam a quarta maior bancada da Casa (13 das 120 cadeiras). 

A atriz mexicana SALMA HAYEK deu à luz sua primeira filha, VALENTINA, nesta sexta-feira, em LOS ANGELES. A menina também é filha de FRANÇOIS-HENRI PINAULT, principal executivo do conglomerado PPR, responsável por marcas de luxo como GUCCI, YVES SAINT LAURENT, BALENCIAGA e STELLA McCARTNEY. Não bastasse a fortuna do pai, quando crescer VALENTINA ainda poderá contar com o homem mais rico do mundo, o magnata mexicano CARLOS SLIM, escolhido para ser seu padrinho. Divorciado desde 2004, PINAULT deverá se casar com a atriz em dezembro.

2 008      :     -    SEGUNDA-FEIRA
COMPREENDER A NATUREZA DOS ACONTECIMENTOS ATUAIS SIGNIFICA DUAS COISAS. EM PRIMEIRO LUGAR, VOCÊ VAI TER GRANDE DIFICULDADE DE COMUNICAR O QUE COMPREENDE E, EM SEGUNDO LUGAR, VOCÊ VAI PODER APROVEITAR OS ACONTECIMENTOS AO SEU FAVOR.

Para lembrar o DIA DO TIETÊ, comemorado hoje, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) anunciou o começo das obras de desassoreamento (limpeza) do rio, dentro de 15 dias. O objetivo é impedir que o rio transborde na época das chuvas, e, assim evitar prejuízos para motoristas presos no trânsito das marginais. A idéia é que, no prazo de um ano, até 400 mil metros cúbicos de entulho sejam retirados do rio. O volume equivale a 40 mil caminhões carregados de terra, pela conta do departamento. As empresas vencedoras da concorrência são ENTERPA, ENGENHARIA AMBIENTAL, ETC, DP BARROS e TRIUNFO.

Tipicamente associada ao crescimento das flores, a PRIMAVERA, estação mais festejada do ano, começa oficialmente hoje, às 12:44 horas, com muitas nuvens, mas sem chuva. O sol também deve sair durante o dia e a temperatura não deve ultrapassar os 22 graus.

No DIA MUNDIAL SEM CARRO, os candidatos a prefeito de São Paulo vão apresentar hoje suas propostas para a melhoria do trânsito. O evento, organizado pelo Movimento Nossa São Paulo, acontece a partir das 10 horas no SESC CONSOLAÇÃO. A capital é uma das 32 cidades brasileiras que participam da campanha, que acontece em 1776 municípios de todo o mundo.  

Começa a PRIMAVERA com um dia parecendo inverno, pela manhã. No entanto, no avançar das horas, a temperatura melhora. Vou tarde para a cidade de São Paulo. Tive dificuldades para dormir nesta noite por causa das dores no lado direito do quadril e no ombro direito. Uma esfoladura na perna direita e dores no joelho esquerdo completam o quadro que adquiri na tarde de sexta-feira, com a queda nas escadarias do metrô SÃO JOAQUIM.
OLIVEIRA conta-me que o MAURÍCIO chegou bem na BAHIA e iniciou o seu estágio na co-irmã. Ainda não sabemos quanto tempo isso irá durar. As informações são bem vagas. Meu tempo na Sociedade é bem reduzido por causa da reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Nossa funcionária MARINEI CHALUB está ocupada com os currículos das pessoas que irão receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO no dia 2 de outubro. O CORONEL MENDES chega depois das 13 horas, bastante preocupado com essa situação. Diz ele que passou mal neste final de semana. Foi obrigado a organizar uma sessão maçônica em CAMPINAS e, depois de tudo pronto, ele sentiu a tensão do serviço e foi obrigado a ser socorrido por um médico da Casa. Mas agora está recuperado.  
GIANNOCCARO coordena mais uma reunião da Comissão Cívica e Cultural. Com o impedimento de VIVIANO FERRANTINI e do CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES (operou uma das vistas da catarata) ele nomeia secretário “ad hoc” o ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA. A reunião começa com uma notícia muito triste. O nosso companheiro MAJOR PM Ref ARLINDO DE SOUZA PICOLI perdeu sua esposa TEREZINHA no dia 12 de setembro. Sofrido, amargurado, ele nos conta que casou com TEREZINHA em 11 de setembro de 1948. Comemoraram os sessenta anos de convivência e, no dia seguinte, indo fazer exames de rotina na CRUZ AZUL, entrou em óbito. Sentimos muito essa perda irreparável do PÍCOLI. Por outro lado, para amenizar seu sofrimento, o GIANNOCCARO o escolhe para receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO no dia 2 de outubro. Também nessa data serão entregues os troféus “MARCO DA PAZ” para o GINO STRUFFALDI, CORONEL MENDES e CORONEL VENTURA.
Além dos já citados, estão presentes: FRANCES DE AZEVEDO, GAETANO BRANCATI LUIGI, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, OG POZZOLI, PAULA BRAGA VISCAINO, VALDIR ABDALLAH, RESENDE, JOÃO SADAO KITAMURA (perito criminal chefe do Instituto de Criminalística da Polícia Técnico-Científica na zona norte), trazido pelo HELIODORO, RESENDE E PÍCOLI (todos da Distrital SANTANA), ISIDORO DEL VECCHIO e MARCELO (Distrital Centro)
FRANCES fala do estado de saúde do ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, que passou por delicada cirurgia. Comenta-se a belíssima solenidade da Distrital de SANTANA, em 4 de setembro, com destaque para a palestra de OG POZZOLI sobre a independência do Brasil. A solenidade de 2 de outubro é comentada também, sendo que nosso presidente GINO STRUFFALDI faz uso da palavra. Ele lembrou nossa participação no Desfile Cívico-Militar do IPIRANGA, de uma palestra que fez no dia 20 de setembro no ROTARY CLUBE DE MOEMA e da nossa viagem até BOTUCATU.
Por ser o primeiro dia da Primavera a nossa poetiza FRANCES DE AZEVEDO recita belíssima poesia.
GIANNOCCARO está preocupado com a atual situação do BRASIL, principalmente com o engodo do PRÉ-SAL. O presidente LULA usa essa mentira para enganar o povo, já que se sabe que o petróleo está a centenas de metros abaixo da camada de sal e não há qualquer possibilidade de aproveitamento nos próximos anos. Há várias pessoas que falam sobre esse assunto, com destaque para OG POZZOLI que explora muito bem essa situação.
A reunião de hoje é um tanto demorada. Ainda passo por uma agência do BANESPA, antes de iniciar o retorno para GUARULHOS.    

Nesta tarde, em GUARULHOS, na Rua DOM PEDRO II, subiu a temperatura na disputa pela cadeira de prefeito da cidade. O candidato ALMEIDA levou para rua o prefeito ELÓI PIETÁ, as deputadas federais JANETE PIETÁ e LUIZA ERUNDINA. Porém do outro lado da rua estavam os cabos eleitorais do candidato CARLOS ROBERTO. Cada discurso de apoio a ALMEIDA era recebido com vaias. Nesta guerra pelo voto do eleitor, de manhã, o candidato ORLANDO FANTAZINI fez campanha na porte da Secretaria da Saúde. De acordo com pesquisa encomendada pelo PT e divulgada no sábado, GUARULHOS tem cerca de 40% de eleitores indecisos.

Restrita a convidados que não incluíam jornalistas de outros veículos, a festa dos CINQÜENTA ANOS do GRUPO SÍLVIO SANTOS na SALA SÃO PAULO, foi testemunhada pela reportagem de “O ESTADO”. “Acho que meu pai nunca se preocupou muito com a sucessão das filhas na empresa”, disse a atual diretora-artística do SBT, DANIELA BEYRUTI, filha de SÍLVIO SANTOS, apontada como sucessora do pai à frente da rede. “Ele sabia que, com o tempo, seria natural que nós tomássemos gosto pelo negócio e ficássemos à frente. Ele ainda me orienta bastante e dá palpites. Mas com jogo de cintura, consigo mostrar minhas idéias. Quero que minha administração tenha a cara dele”.
Em seu discurso, com a SALA SÃO PAULO lotada, o “homem do Baú” lembrou do tempo em que subia em caixotes para convencer as pessoas a acreditarem no BAÚ DA FELICIDADE e agradeceu aos funcionários presentes. “Eu sou a cara do Grupo. Vocês, meus colaboradores, são o coração”. SÍLVIO SANTOS ainda atribuiu sua carreira à sorte. “Muitos de vocês são melhores do que eu nos negócios. Mas por que eu fui bem-sucedido? Acredito que foi por sorte”.
Sentado na sétima fileira ao lado da mulher, ÍRIS ABRAVANEL, SÍLVIO assistiu animado aos shows de AGNALDO RAYOL, ELBA RAMALHO, TATO da banda FALAMANSA, LUIZA POSSI, DUDU NOBRE e FAFÁ DE BELÉM. O patrão acompanhava as canções com palmas e ra só afagos com dona ÍRIS. Entre as canções, CÍNTIA BENINI e CELSO PORTIOLI apresentavam com imagens uma retrospectiva do que acontecia no BRASIL e no GRUPO SÍLVIO SANTOS, desde 1958.
Todos os apresentadores do SBT passaram pelo coquetel, mas HEBE, RATINHO e ADRIANE GALISTEU – que enfrentam problemas de renovação de contrato – ficaram menos de uma hora e nem viram os shows.

No dia de seu 32º aniversário, RONALDO fez hoje o primeiro treino com bola desde a grave lesão no joelho esquerdo sofrida em 13 de fevereiro, quando o FENÔMENO jogava pelo MILAN. A atividade aconteceu no FLAMENGO, onde o atacante trabalha para voltar a ter condições de jogar futebol. Por quase uma hora, RONALDO disputou um bate-bola com jogadores do clube rubro-negro. Apesar da evidente dificuldade para se movimentar em campo, resultado dos meses sem jogar e dos quilos a mais, ele fez boas jogadas e alguns gols. As traves eram de tamanho menor do que as oficiais. “No dia de meu aniversário, isso foi um presente. É muito bom poder voltar”, afirmou o FENÔMENO. Ele disse que sua volta ao contato com a bola não foi marcada propositalmente para o dia de seu aniversário.  

A ação do governador JOSÉ SERRA para tentar estancar a crise no PSDB e salvar a aliança com o DEM ainda não surtiu efeito. Na propaganda no rádio e na TV, GERALDO ALCKMIN e GILBERTO KASSAB continuam a trocar ataques diretos. A situação agrava a divisão interna dos tucanos e preocupa a cúpula do partido, que decidiu cobrar entendimento a menos de quinze dias da eleição. O presidente nacional da legenda, senador SÉRGIO GUERRA, pediu mais respeito para que PSDB e DEM estejam juntos no segundo turno contra a petista MARTA SUPLICY. “Isso só ajuda o adversário, que é o PT”, disse ele.

O presidente LULA classificou como “abominável” e “irresponsável” a versão segundo a qual o governo estuda autorizar o uso de FGTS para a compra de ações da PETROBRÁS, com o objetivo de reforçar investimentos para explorar as jazidas do pré-sal. Com a declaração, LULA desautorizou o ministro do Trabalho, CARLOS LUPI, que havia confirmado a idéia.

Cinco assaltantes invadiram a casa do vereador WADIH MUTRAN, hoje pela manhã, em busca de dinheiro fácil. Eles tinham a informação de que o parlamentar supostamente guardava cinco milhões de reais na residência para usar na eleição e foram preparados para tudo. Além do arsenal que carregavam – metralhadora 380, sete pistolas, munição e colete à prova de balas – tinham no carro talhadeira, pé-de-cabra, marreta e alicate. Os bandidos chegaram pedindo pelo cofre. O vereador fazia teste de diabetes numa farmácia, quando os ladrões invadiram sua casa. Estavam na residência a mulher dele, IRACEMA DAVAN MUTRAN, de 70 anos, e duas empregadas. As três foram mantidas reféns juntamente com dois rapazes que passavam na rua e foram levados pelos bandidos. Foram três horas de tensão, onde não faltaram ameaças, gritos e tortura psicológica. Houve até tiroteio quando duas equipes da PM chegaram para averiguar a ocorrência.
Uma equipe do GATE coordenou as negociações para rendição dos criminosos, que exigiam a presença da imprensa e de um advogado. Às 10 horas, eles liberaram o ajudante geral ÉMERSON CAROLINO de 17 anos, e a doméstica QUÉSIA FERREIRA DA SILVA, de 26. A quadrilha se rendeu às 11:20 horas.

Uma disputa entre gangues de traficantes da região oeste do PARANÁ, provavelmente com ramificações no PARAGUAI, deixou 15 mortos e 8 feridos no início da tarde, em GUAÍRA, a cerca de 640 km de CURITIBA. A causa do massacre foi uma dívida de 4 mil reais e uma vingança pela morte recente de um integrante de uma das quadrilhas. Os levantamentos feitos pelos investigadores e o depoimento de sobreviventes apontam que os bandidos vieram do PARAGUAI, atravessando o LAGO DE ITAIPU num barco, mesmo meio de transporte utilizado para a fuga.
O Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de MARECHAL CÂNDIDO RONDON, CAPITÃO PM JOSÉ OSMAR NOVACH, considera que houve execução sumária.

Os demais países ricos resistem a adotar planos semelhantes ao lançado pelos ESTADOS UNIDOS para socorrer bancos em dificuldade. O G-7, grupo que reúne as nações mais prósperas do planeta, divulgou comunicado prometendo que os governos vão “manter uma cooperação estreita e elevada”. Mas autoridades européias e asiáticas descartaram a idéia de lançar pacotes de resgate financeiro. “O governo pensa que medidas como as adotadas nos EUA não são necessárias”, disse o vice-ministro de Finanças do JAPÃO, KAZUYUKI SUGIMOTO. Essa resistência foi um dos fatores que produziram ceticismo nos mercados globais no primeiro dia útil após a divulgação dos detalhes do plano da CASA BRANCA. Também pesou a avaliação de que o pacote será insuficiente para evitar que a economia americana entre em recesso. O clima de pessimismo provocou reação forte no mercado de petróleo e a cotação do barril teve alta de 15,66%, a maior já registrada num único dia. As bolsas de valores tiveram perdas expressivas. A de NOVA YORK caiu 2,27% e a bolsa eletrônica NASDAQ, 4,17%. A BOVESPA recuou 2,86%. 

O ex-ministro das Relações Exteriores do JAPÃO, TARO ASO, de 68 anos, foi eleito hoje presidente do Partido Liberal Democrático (PLD), com 66,6% dos votos dos delegados. No dia 24 ele deve ser confirmado no cargo de primeiro-ministro pela Câmara Baixa do Parlamento,  a DIETA (equivalente à Câmara dos Deputados), onde seu partido tem maioria. ASO venceu as eleições internas com facilidade e deixou para trás outros quatro candidatos – entre eles, a primeira mulher a concorrer ao cargo no país, a ex-ministra da Defesa YURIKO KOIKE.

O vice-presidente do Congresso Nacional Africano (CNA), KGALEMA MOTLANTHE, foi designado hoje presidente da ÁFRICA DO SUL, em substituição a THABO MBEKI, que renunciou ao cargo ontem, domingo. Ele terá plenos poderes até as eleições gerais em abril de 2009. MOTLANTHE integrou-se ao governo de MBEKI algumas semanas atrás, como ministro especial da presidência, para assegurar a transição de poderes para o grupo de JACOB ZUMA – que derrotou MBEKI nas eleições para líder do CNA em dezembro e deve ser ratificado na presidência nas eleições de abril. Ex-combatente da luta contra o apartheid, MOTLANTHE, de 59 anos, manteve-se neutro na disputa pelo poder no partido.
Na noite de ontem, domingo, JULIA RUTH STEVENS, de 92 anos, despediu-se do pai pela segunda vez. A primeira havia sido em 1948, quando morreu o legendário BABE RUTH, o autor do primeiro “home run” (a tacada que lança a bola para fora da área de jogo) do YANKEE STADIUM (em 18 de abril de 1923). Desta vez, a simpática senhora despediu-se da mítica arena de beisebol “a casa que RUTH construiu”. JÚLIA fez um lançamento para o catcher JORGE POSADA – e dessa forma marcou simbolicamente o último momento da história do YANKEE STADIUM, que fechou as portas após 85 anos de existência. Será demolido e substituído pelo estádio novo, construído logo em frente por 1,3 bilhão de dólares.
“Papai dizia que recordes existem para serem quebrados”, disse JÚLIA. “Então eu acho que estaria tudo bem para ele (fechar o YANKEE STADIUM), ponderou, antes do jogo.             “Mas estou triste em saber que o YANDKK não vai existir mais”, emendou, com melancolia, depois do lance final. “Sempre vou me lembrar de meu pai batendo aqueles ‘home runs’ para longe. Ele ficou muito honrado quando os jornalistas de NOVA YORK chamaram o estádio de “A casa que RUTH construiu”, disse a filha do lendário jogador.
Não foi um momento de tristeza apenas para JÚLIA, mas para boa parte dos 54.610 espectadores, que deixaram a arena com um sentimento de nostalgia: nunca mais iriam ver um jogo no estádio que consagrou não somente RUTH, mas outros astros do beisebol americano como JOE DI-MAGGIO, que já morreu, e YOGI BERRA, ainda vivo e autor de frase folclóricas do esporte como “não acabou até acabar”. Aos 83 anos, BERRA foi às lágrimas ao ser homenageado no jogo de despedida. “Digo uma coisa: sinto por vê-lo (o estádio) acabar”. Até para os brasileiros o YANKEE STADIUM tem valor: por lá, PELÉ desfilou sua arte, no período em que defendeu o NEW YORK COSMOS, entre os anos 1975e 1977.

2 009  :    -    TERÇA-FEIRA
Preciso estar no Centro Odontológico por volta das 7:30 horas. Levanto antes das 5 horas. LUCINDA também desperta em seguida. Com frio e chuva vou para esse local. Apesar de tudo vou esperar um bom tempo para que seja chamado pelo dentista que irá cuidar do meu problema. No final da semana caiu um elemento de uma prótese da arcada superior e a finalidade é colocar um novo dente no lugar do que simplesmente “sumiu”. Não sei como isso foi acontecer.
Consertada a falha do dente, por volta das 10 horas, vou conversar com o Chefe do C. Odont., TENENTE-CORONEL Dent PM LAÉRCIO RIBEIRO DE PAIVA. Está conversando com ele o JUIZ CORONEL PM AVIVALDI NOGUEIRA. LAÉRCIO cuida do 98º Aniversário do C. Odont, cuja solenidade está marcada para o dia 25.
Bem antes do meio-dia chego no MMDC. Um cabo do CPA/M-5 vem nos visitar e se propõe a atualizar o banco de dados sobre as medalhas da Sociedade. Esse banco de dados foi realizado por esse CPA quando o TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA era o Comandante Interino. A Sargento Fem PM KARLA colocou todos os nomes das pessoas agraciadas com as nossas medalhas no computador. Isso ficou até 2003. Agora o CABO PM pretende atualizar as relações. Mas a Sociedade não tem esses nomes. Constam dos livros próprios de cada Medalha, livros esses que ficam com o Secretário das Medalhas, CORONEL PM MENDES. O cabo irá procurá-lo.
O MENDES telefona-me. Está no Centro Odontológico. Foi tratar com o TENENTE-CORONEL Dent PM LAÉRCIO detalhes da solenidade do 98º Aniversário da Unidade. Ao tentar sair do Pátio do CAES, que fica ao lado, o carro não funcionou (é de dona OÇAINE) e precisou chamar o guincho. Quer ele que a MARINEI vá buscar diplomas da Medalha ‘Governador PEDRO DE TOLEDO’ no Conselho de Horárias e Mérito’.
Depois do almoço passo pela AORRPM onde converso com vários oficiais reformados e aproveito a tarde chuvosa para cortar o cabelo.
Por volta das 15:30 horas estou no Tribunal de Justiça, no gabinete do poeta PAULO BOMFIM. Ele é o “padrinho” do Presidente da CIEE, doutor BERTELI, que irá receber a Medalha “Governador PEDRO DE TOLEDO” no dia 2 de outubro e irá lhe levar o Ofício de Outorga da Medalha.

Em casa, leio pela Internet, no Diário Oficial de hoje, a expulsão de dois oficiais da Polícia Militar
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
Decretos de 21-9-2009
Aplicando a pena de demissão:
à vista do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça Militar nos autos do Conselho de Justificação 166-2006-TJMESP-Vols. I a IV (processo de origem GS-3.070-2004-SSP), que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível o Cap. PM RE 862738-0 Norberto Florindo Júnior, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e decretou a perda de seu posto e patente, nos termos do art. 23, I, alínea “c”, e parágrafo único, da LC 893-2001, a produzir efeitos desde 27-8-2009;
à vista do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça Militar nos autos do Conselho de Justificação 190-2008-TJMESP-Vols. I a III (processo de origem GS-1669-2007-SSP), que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível o 2º Ten. PM RE 990134-5 Thiago Araújo Sant’Anna, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e decretou a perda de seu posto e patente, nos termos do art. 23, I, alínea “c”, e parágrafo único, da LC 893-2001, a produzir efeitos desde 31-8-2009.

Das dezenas de e-mails, dou atenção para este que diz respeito à Sociedade Veteranos de 32-MMDC:
Excelentíssimo Senhor Coronel Mario Ventura,
Comentei com o Capitão Gino Struffaldi na possibilidade em saber algo a respeito da atuação de meu pai na Revolução Constitucionalista de 1932.
Ele indicou-me o vosso e-mail.
Meu pai faleceu em 1976, eu tinha 16 anos e infelizmente pouco pude saber sobre. Apenas que esteve combatendo em 1932 em Itararé. Seu nome era Candido Omar Barbosa Palma, filho de José Baptista Palma e Maria Antonieta Barbosa, nascido em 03/01/1912. Não sei se apenas o nome e data de nascimento poderá identificá-lo.
Agradeço-vos antecipadamente pela atenção.
Muito obrigado.
Carlos Alberto Barbosa
A.’.R.’.L.’.S.’. Fênix Da Luz - 3671

Esteiras, guarda-sóis, bóias e pranchas de surfe. Só faltou o sol na “praia paulistana”, que trocou o mar pelo RIO TIETÊ. A mobilização bem-humorada do SOS MATA ATLÂNTICA celebrou hoje o DIA DO RIO TIETÊ. Em plena MARGINAL, cercados de buzinas e fumaça, 80 ativistas mostravam que pode ser possível integrar o rio à metrópole.  

A célula paulista da máfia do cassino virtual é suspeita de estar por trás de dois assassinatos ocorridos em SÃO PAULO e em SANTO ANDRÉ neste ano. Em ambos os casos, as vítimas teriam ligações com bingos. Cópias das interceptações telefônicas que sugerem a participação de integrantes do bando numa das mortes devem ser encaminhadas nos próximos dias ao DHPP.
O grampo autorizado pela Justiça foi feito dois dias antes do assassinato do comerciante MANOEL ANTÔNIO GUERRA, de 54 anos, morto na tarde de 22 de julho com quatro tiros à queima-roupa na MARGINAL DO TIETÊ. No diálogo, integrantes da organização criminosa diziam ser preciso cobrar a dívida do “cara” da ALDEIA DA SERRA.
Para a polícia, tudo leva a crer que GUERRA era o alvo da conversa. No ano passado, ele arrematou por 670 mil reais a mansão que pertenceu ao megratraficante colombiano JUAN CARLOS RAMIREZ ABADÍA, em um condomínio de ALDEIA DA SERRA, na GRANDE SÃO PAULO.
 O comerciante seria dono de um lan house franqueada à máfia do cassino virtual e estaria devendo 50 mil reais, relativos ao porcentual cobrado pela exploração dos jogos online. Outros dois indícios reforçam as suspeitas da polícia.
GUERRA foi morto com tiros de uma pistola calibre 380, disparados por um atirador numa HONDA FALCON cinza. Um dos homens interceptados na conversa telefônica tem a mesma arma e uma moto com características idênticas às usadas no crime. O nome dele é mantido sob sigilo.
O suspeito foi um dos 25 presos hoje na OPERAÇÃO NOVELA. Em sua casa, os policiais apreenderam a pistola e a moto. A idéia é fazer o confronto entre as balas que mataram o empresário a tiros disparados pela pistola apreendida para verificar se a arma foi usada no crime.
GUERRA estava sendo seguido quando foi executado. Fumante, ele dirigia a sua HILUX blindada, quando abaixou o vidro para jogar o cigarro. Um motoqueiro emparelhou com a picape e disparou em sua cabeça. Por enquanto ninguém foi indiciado no inquérito do DHPP.
A polícia suspeita ainda que o grupo tenha ligação com o assassinato do investigador RAMIRO DINIZ JÚNIOR, de 44 anos, executado na frente da mulher e dos dois filhos no último DIA DOS PAIS. Ele estava sentado em seu carro, na frente de um açougue em SANTO ANDRÉ, quando foi surpreendido por um homem vestido de roupa e touca ninjas pretas. Sem dizer nada, o atirador efetuou diversos disparos com um fuzil calibre 5,56 mm. O chefe do Setor de Investigações Gerais morreu na hora.
Agentes do setor de inteligência da Polícia Civil de SOROCABA descobriram eu a mulher do policial foi sócia do BINGO ESTAÇÃO, um dos maiores de SANTO ANDRÉ, comandado por integrantes da máfia do cassino virtual.

O Ministério Público Militar em BRASÍLIA ofereceu hoje denúncia contra 89 controladores de vôo militares envolvidos na greve que paralisou o tráfego aéreo do País em 30 de março de 2007. Todos foram enquadrados nos crimes de atentado contra o transporte e motim, ambos previstos no Código Penal Militar. Os sargentos CARLOS TRIFILIO e EDLEUZO CAVALCANTE, apontados como articuladores e líderes do levante, deverão responder também por incitação à prática de crime militar. A acusação pede que os controladores citados sejam expulsos da FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB).    

O governador de MATO GROSSO DO SUL, ANDRÉ PUCCINELLI, irritado com o projeto do governo federal que proíbe o plantio de cana-de-açúcar no PANTANAL, disse hoje pela manhã, ao criticar a proposta, que “estupraria em praça pública” o ministro do Meio Ambiente, CARLOS MINC. À tarde, o governador pediu desculpa e informou em nota que “as críticas restringem-se ao ambiente do debate técnico sobre interesses do Estado. Também em nota, MINC rebateu: “É um truculento que quer destruir o PANTANAL com plantações de cana-de-açúcar. Essa declaração revela o seu caráter.”

Na primeira pesquisa CNI/IBOPE em que é incluído o nome da ex-ministra do Meio Ambiente MARINA SILVA, recém filiada ao PV, CIRO GOMES aparece empatado, em segundo lugar, com DILMA ROUSSEFF na disputa pela Presidência em 2010. O tucano JOSÉ SERRA lidera, mas com menos do que a soma dos adversários – ou seja, haveria segundo turno se as eleições fossem hoje. 

Escolas públicas e particulares de ensino fundamental têm de executar, uma vez por semana, o HINO NACIONAL. A lei número 12.031, sancionada pelo presidente da República em exercício, JOSÉ ALENCAR, entrou em vigor hoje. Representantes de entidades paulistas ligadas à educação dizem aprovar a medida e afirmam que a maioria das escolas já executa o hino. 

Metade dos guardas-civis metropolitanos (GCMs) de SÃO PAULO deverão trabalhar sem armas de fogo a partir de agora. A decisão do secretário municipal de Segurança Urbana, ÉDSOM ORTEGA MARQUES, foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do município. Atualmente, todos os 6.800 GCMs da capital andam armados com revólveres ou pistolas. Com a nova portaria, cerca de 3.400 passarão a andar desarmados. O objetivo da medida é diminuir o risco que a presença de armas de fogo traz à população.

A atriz DIRCE MIGLIACCIO, de 75 anos, morreu hoje pela manhã, no RIO. Ela estava internada desde o início do mês com quadro de pneumonia e infecção urinária, e apresentava seqüelas de dois derrames cerebrais sofridos nos últimos dez meses.
DIRCE, que morava desde o ano passado no RETIRO DOS ARTISTAS, instituição onde vivem artistas idosos em dificuldades financeiras, passou por três hospitais públicos. Antes disso, por conta do AVC, só se locomovia de cadeira de rodas e tinha falhas de memória.
Ela tinha 50 anos de carreira. Quem foi criança no fim da década de 1970 tem forte lembrança dela como a boneca EMÍLIA da primeira versão da TV GLOBO para o SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO (1977), de MONTEIRO LOBATO, a mesma com ZILKA SALABERRY como DONA BENTA e ANDRÉ VALLI como o VISCONDE DE SABUGOSA.
DIRCE também ficou marcada como uma das irmãs CAJAZEIRAS de O BEM AMADO (1973, a novela, e 1980, a minissérie). Entre as três solteironas aliadas do prefeito ODORICO PARAGUAÇU, ela era JUDICÉIA, a mais baixa e nervosinha. Ainda nos anos 1970, foi PLUFT, o fantasminha, personagem da peça de MARIA CLARA MACHADO adaptada para TV.
Irmã do ator FLÁVIO MIGLIACCIO (que recentemente saiu do ar em CAMINHO DAS ÍNDIAS, novela em que vivia CHA CHA), a atriz nasceu em SÃO PAULO e faria 76 anos no próximo dia 30. Ela começou a carreira nos palcos, em 1958, em ELES NÃO USAM BLACK-TIE. Em 1967, integrou o elenco de O REI DA VELA, marco do teatro brasileiro, com direção de ZÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA, no TEATRO OFICINA. Também atuou no TBC. No cinema, participou de 12 filmes. Em 2006, aos 73 anos, viajou por cidades brasileiras com o irmão com a peça ASTRO POR UM DIA. Eles tinham um relacionamento próximo e, desde sua mudança para o RETIRO DOS ARTISTAS, FLÁVIO a visitava. Os dois sonhavam voltar a encenar juntos a peça OS RATOS DO ANO 2030, que já haviam montado no ano de 1999.
Um de seus últimos papéis, de uma senhora bondosa que ajuda a personagem central a realizar o sonho de virar a estrela de TV, foi no filme XUXA EM SONHOS DE MENINA (2007). No mesmo ano, fez SEM CONTROLE, com EDUARDO MOSCOVIS como protagonista. A atriz também atuou num episódio de CASOS E ACASOS, seriado da GLOBO, no ano passado.

Integrante do time de autores da GLOBO, a jornalista e roteirista de TV ANDREA MALTAROLLI, de 46 anos, morreu hoje de câncer, no RIO. BELEZA PURA, novela das 7 que foi ao ar de fevereiro a setembro do ano passado, foi sua primeira novela e última obra para a emissora. ANDREA faria aniversário na segunda-feira, dia 28.
Nascida no RIO, a autora morou no AMAPÁ e no PARÁ, durante a infância e a adolescência. Em 1994, decidiu largar o emprego de jornalista na editora BLOCH para fazer a oficina de autores da GLOBO, de onde saiu vitoriosa. A paixão pelos roteiros e a chance de figurar entre os que tentavam uma vaga na GLOBO aconteceu de maneira inusitada. De acordo com ANDREA, uma amiga dela era vizinha do ator ANTÔNIO GRASSI, que jogava no lixo os roteiros da novela em que atuava. “Precisava saber como as novelas eram escritas, então, ela pegava da lixeira dele e me dava. Foi assim que aprendi”, contou em entrevista ao ESTADO, em junho do ano passado.
Seu primeiro trabalho na emissora foi a primeira fase de MALHAÇÃO, em 1995, onde permaneceu na equipe de roteiristas até 2002. ANDREA também escreveu para ZORRA TOTAL, TURMA DO DIDI e ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO.
Atriz de BELEZA PURA, COROLINA FERRAZ se disse chocada. “ANDREA será eternamente linda e talentosa”, disse. O mocinho da trama, ÉDSON CELULARI, acrescentou: “Perdemos um talento promissor.” BRUNO MAZZEO, que viveu personagem cômico no folhetim: “Já nos conhecíamos há mais de 10 anos e a ANDREA era uma pessoa muito carinhosa e generosa.” CHICO ANÍSIO relembra que ela foi roteirista da ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO: “Sabia escrever diálogos muito bem.”

O pianista ARTHUR FERRANTE, famoso na década de 1960 pelo dueto com LOU TEICHER interpretando grandes trilhas sonoras do cinema, morreu em sua casa, na FLÓRIDA, aos 88 anos. O representante da dupla, SCOTT W. SMITH, informou que ART FERRANTE morreu de causas naturais. O duo gravou mais de 150 álbuns, com a impressionante marca de 88 milhões de cópias vendidas e 22 discos de ouro e platina. Entre os maiores êxitos nos 40 anos da carreira de FERRANTE e TEICHER, que morreu no ano passado, aos 83 anos, estão as apresentações na CASA BRANCA para os presidentes JOHN F. KENNEDY, RICHARD NIXOU e RONALD REAGAN.        

As forças de segurança de HONDURAS mantêm um cordão de isolamento em torno da Embaixada do BRASIL em TEGUCIGALPA para evitar a concentração de simpatizantes do presidente deposto MANUEL ZELAYA. Hoje de manhã, após boatos de que militares invadiriam a embaixada, policiais e soldados encapuzados usaram bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e canhão de água para dispersar os milhares de manifestantes que desafiavam o toque de recolher.
Água, luz e telefone chegaram a ser cortados no prédio, onde cerca de 300 simpatizantes se alojaram com ZELAYA. Ele voltou ao país na segunda-feira, dia 21 e pediu abrigo ao BRASIL.
Manifestantes se defenderam da polícia com pedras, em meio a uma batalha que terminou com 300 presos, mais de 20 feridos, carros e casas danificadas e uma patrulha incendiada. ZELAYA disse que não temia uma invasão: “Estão atacando com bombas a Embaixada do BRASIL”, afirmou.
O ministro de Relações Exteriores, CELSO AMORIM disse que o BRASIL não tolera ação contra a embaixada e pediu reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU. O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA pediu para ZELAYA não criar pretexto para golpistas agirem com violência. 

LUCY VODEN, a mulher que inspirou a canção LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS, dos BEATLES, morreu aos 46 anos, em LONDRES. Ela faleceu nesta terça-feira em decorrência de lúpus, doença que ataca o sistema imunológico. A música teria sido inspirada por um desenho que o filho de JOHN LENNON, JULIAN, fez sobre a coleguinha LUCY, quando ambos estudavam juntos no jardim da infância. A canção foi lançada em 1967 no álbum “SGT PEPPER´S LONELY HEARTS CLUB BAND”.

2 010     :        -    QUARTA-FEIRA
Falece o ex-Relações Públicas da extinta GUARDA CIVIL DE SÃO PAULO, ANTÔNIO FERNANDES, aos 89 anos de idade (nasceu em 6 de outubro de 1920). Residia na cidade de SÃO CAETANO DO SUL. Desde sua promoção ao posto de subinspetor, exerceu as funções de Relações Públicas, ajudado pelo então Inspetor e mais tarde CAPITÃO PM JOEL CARDOSO DE MELO, falecido em acidente na rodovia AYRTON SENNA em 1987. ANTÔNIO FERNANDES sempre se dedicou aos estudos e de seu extenso “currículo” destacamos, entre outros, os cursos de Detetive, Criminalogia e Ciência Penitenciária, Polícia e Relações Públicas – três níveis, estudos técnicos junto à SCOTLAND YARD, na INGLATERRA, Instrutor de Policia na Academia Americana de Polícia em “FORT DAVIS”, no PANAMÁ e outros. Faleceu no Hospital de Emergência HALBERT SABIN em SÃO CAETANO DO SUL. Após as eleições de 2009, na AORRPM, na qual venceu a CHAPA UM, liderada pelo CORONEL PM JORGE GONÇALVES, ANTÔNIO FERNANDES mandou carta parabenizando a nova Diretoria e justificando a sua ausência devido moléstia grave em sua pessoa. Associado da AORRPM desde 1960.
O Comandante Interino do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, MAJOR PM BENJAMIN FRANCISCO NETO e o Sr WÁLTER MELLO DE VARGAS, Presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU – SP, têm a honra de convidar Vossa Senhoria para prestigiar a Solenidade de Inauguração dos Retratos de Ex-Comandantes e entrega de Condecorações a Policiais Militares e personalidades civis.
22 de setembro de 2010 – 16 horas – Parque Buenos Aires – Higienópolis.
Caderno METROPOLE de O ESTADO DE SÃO PAULO: PANE NO METRÔ CAUSA PÂNICO, DEIXA 250 MIL PESSOAS A PÉ E PARA PARTE DE SP: - Falha em porta entre Estações SÉ e PEDRO II terminou com usuários andando nos trilhos e 31 atendimentos médicos, empresa culpa blusa. Uma falha no sistema de portas levou à paralisação por mais de duas horas, em pleno horário de pico da manhã, das 18 estações da LINHA 3 – VERMELHA do Metrô de SÃO PAULO, prejudicando diretamente 250 mil pessoas e levando ao caos à zona leste. Centenas de pessoas que ficaram trancadas dentro dos trens, no escuro e sem ar-condicionado, acionaram o botão para abertura das portas e caminharam sobre os trilhos. Houve quebra-quebra e 18 trens foram danificados.  
Ronaldo fenômeno completa 34 anos nessa quarta-feira, 22, com mais maturidade para lidar com as exigências sobre seu desempenho nos gramados. De acordo com a Numerologia, o atacante do Corinthians, que se recupera de uma lesão na panturrilha, poderá perceber que só com um esforço gradual e constante é possível voltar à sua forma física e fazer muitos gols em campo. Ronaldo está em um Ano Pessoal simbolizado pelo Número 6, que sugere a vontade de viver um clima de segurança e proteção. O fenômeno ainda buscará a união dos companheiros de time, estimulando um espírito de família entre os jogadores, para alcançar muitas vitórias. Nessa fase de aperfeiçoamentos e conciliações, Ronaldo provavelmente tentará desenvolver e expressar sua diplomacia, além de fazer sacrifícios saudáveis em prol do grupo. Sendo assim, é importante que o atacante se una a pessoas com os mesmos ideais que os seus, e tenha paciência para alcançar cada vez mais satisfação nos gramados. O próximo trimestre do jogador, que vai de outubro a dezembro, será marcado pelo Número 9. Isso significa que ele terá a chance de promover uma considerável mudança em sua vida, abrindo espaço à renovação. O momento poderá ser promissor para começar do zero e sentir-se bem mais renovado. Provavelmente ele servirá de exemplo para toda a sua torcida, já que terá segurança de sobra para colocar em prática sua experiência nos campos. (equipe Personare)
Nesta tarde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, recebo as visitas de JOSÉ FARIA e CORONEL PM Ref THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO. Este, luta contra aberrações que se pretendem introduzir no Estatuto da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Polícia Militar do Estado de São Paulo. No ano passado já se cometeu uma aberração: permitir que tenentes concorressem a cargos de presidência da instituição. Foi a quebra pura e simples da nossa hierarquia sobre argumentos pueris de que a Associação não é quartel. As noticias que o THESEO traz esta tarde deixam-me amolado. Ele também se torna nosso associado, mas é incisivo em não querer participar da diretoria. Não tenho notícias boas do GINO STRUFFALDI. Nosso presidente está com problemas na bexiga e vai precisar sofrer uma intervenção cirúrgica. Isso não é nada bom no período que estamos atravessando, com vários eventos programados e que, talvez, ele não possa estar conosco. Hoje não tenho notícias do CORONEL PM MENDES, naturalmente ocupado com seu cargo maçônico. Em casa, no computador, procuro entrar em contato, via e-mail, com oficiais da Polícia Militar, pondo-os a par das aberrações que estão para acontecer numa Assembléia Geral marcada para dia 14 de outubro, quando o Estatuto da AORRPM sofrerá mutilações perniciosas. 

DESCARACTERIZAÇÃO DA AORRPM OU “MORTE ANUNCIADA”.

Todos nós estamos pensando nas eleições. Nada mais justo. Mas estamos esquecendo de fatos lamentáveis que estão acontecendo numa das mais tradicionais Associações da nossa querida Polícia Militar. Retorna os maquiavélicos estudos de mudança do Estatuto da AORRPM, introduzindo em seu corpo a possibilidade de se associarem os sargentos.
Não tenho nada contra os sargentos, mesmo porque eu fui também sargento antes de entrar para a Escola de Oficiais. Vai descaracterizar totalmente a Instituição.
Em fins do ano passado já conseguiram que tenentes possam se candidatar aos maiores cargos da Associação, numa quebra patente da hierarquia militar (os sapientíssimos que conseguiram essa façanha dizem que na Entidade todos são iguais em deveres e direitos e jogam a hierarquia na cesta do lixo).
Como a moça virgem, o Estatuto permitiu que introduzisse parte das modificações que um grupo vem pensando há tempos, alterando a vida da nossa querida AORRPM. Agora, na próxima Assembléia Geral, marcada para 14 de outubro, uma série de emendas vai machucar tremendamente não só a Associação como a própria Corporação, criando-se a baderna (sem hierarquia não há disciplina). Não se pretende mais mudar o nome da Instituição como da vez anterior, mas as finalidades são as mesmas,
Tomei conhecimento dessa excrescência somente hoje. Como quem cala consente e como não aceito tal desordem, levo o problema para todos os meus amigos que gostam da nossa Polícia Militar e que, creio, não sabem dessa delicada situação.           
MEUS AMIGOS
Tomei conhecimento de algo muito grave relacionado com a nossa querida Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Como estamos todos "amortecidos" com os problemas gerados pela malfadada eleição de 3 de outubro, esse assunto passa desapercebido.
Pode uma Associação de Oficiais contar em seus quadros com sargentos? Pois é, isso está para ser posto em votação numa Assembléia Geral marcada para dia 14 de outubro. Como naquela Associação a maioria é de tenentes já se conseguiu introduzir, no final do ano passado, no corpo do Estatuto, a possibilidade de tenente ser Presidente da AORRPM. Não é uma quebra latente da nossa hierarquia? E se um oficial superior cometer uma inflação no corpo associativo como é que fica o pretenso Presidente? Graças ao bom senso isso não aconteceu nas últimas eleições, mas poderá acontecer no futuro.
Com isso o Estatuto já foi estuprado uma vez. Agora a coisa é muito mais grave, descaracterizando totalmente a Associação. Como quem cala consente e eu não estou nada contente com essa situação quero levar ao conhecimento dos meus amigos o meu ponto de vista. Acredito que a força do GBB poderá impedir esse lamentável tropeço de uma Instituição que muito já fez pela nossa Polícia Militar e que agora está se transformando num conjunto anárquico, bem parecido com a infeliz situação da nossa Nação.  
Peço perdão aos meus amigos se estou errado, mas o bom senso me manda dirigir a vocês na busca de melhores esclarecimentos que até agora não me convenceram. Hoje conversei longamente com um coronel que foi Cmt Geral e que luta para que isso não aconteça. Mas ele se sente sozinho num bando de tenentes que querem ver a AORRPM ser mal conduzida para poder manobrar a vontade. Eles crêem que ali todos são iguais, não há hierarquia e sem hierarquia não há disciplina e tudo vira uma imensa baderna.

Respondo um e-mail de minha prima MARLI HELENA FONSECA
MARLI
Se você não puder ir no CLUBE DE REGATAS TIETÊ, no dia 30, às 10 horas (eu acho que você deveria ir. Fica na PONTE PEQUENA e uma viagem de Metrô, pela manhã, é algo agradável, pelo menos nesse horário), aproveite a sexta-feira, dia 1º, e vá até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na rua ANITA GARIBALDI 25 (uma casa vizinha ao Corpo de Bombeiros da SÉ), onde faremos uma reunião informal por volta das 15 horas.
O PROJETO FONSECA, se a gente pensar bem, é mais extenso do que se parece. Vou precisar do auxilio de todos para que dê certo. Inicialmente irei "consultar" algumas pessoas da família para ver se acatam a idéia. Talvez tenhamos de mudar o nome para "PROJETO HERITAGE". Mesmo assim estou pensando em reunir todos aqueles que se decidirem a colaborar. Depois do dia 5 de outubro vou começar a pensar bem nisso. Por falar no dia 5 de outubro teremos nessa data, às 11:30 horas o hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal de São Paulo em homenagem ao trabalho da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, lembrando o 78º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32. Aliás acredito que você vá gostar desse episódio da nossa história. Vá ao "GOOGLE" e procure o blog "TUDO POR SAO PAULO". 
Em 22 de setembro de 2010 17:48, HELENA FONSECA marlenafon@gmail.com> escreveu:
Oi Marinho...
Eu fico imaginando como deve ser difícil para uma pessoa na sua situação naquela época, montar um esquema para o controle dos presidiários no CARANDIRU.
Para mim ficou muito chocante, porque sou muito sensível... e então, me pegam com muita força.
Mas, independentemente de qualquer coisa, gostaria de parabenizá-lo por sua atuação no Plano e deve ser muito gratificante e satisfatório para você, como coronel, que os seus planos tenham sucesso...
Agora, não quero falar mais de CARANDIRU e espero que o plano FONSECA tenha muito sucesso.
Eu acho muito legal tudo isso que você faz ainda hoje.
Vc trabalha em um lugar que eu gostaria muito de um dia ir conhecer.
Estou também montando alguns planos para a minha vida... e gostaria de aprender com vc como levar avante um plano com grandes probabilidades de sucesso.
Ah... Marinho.... está tão gostoso essa nossa amizade e conhecimento mútuo.
Por que fui demorar tanto em te conhecer melhor.
Sempre gostei do meu primo Cel. Ventura, mas o Marinho...está muito gostoso de conhecer.
A gente não se falava... talvez pela diferença de idade e você ser um militar.
Eu não sabia que era tão gostosa a história de um militar.
Estou adorando as coisas que você me fala.
Vou ver se consigo ir em algum dos eventos que você me convidou ok?
Um a braço
Marli Helena
General Ministro do STM adverte que Exército vai intervir se algum doido decidir se perpetuar no poder
Por Jorge Serrão
As Legiões deram o mais duro recado ao presidente Lula da Silva, desde o começo da crise militar gerada pelo motim dos controladores de vôo da Aeronáutica. 
O Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) e General de Exército da reserva, Valdesio Guilherme de Figueiredo, aproveitou sua entrevista ao caderno “Prosa e Verso” do jornal O Globo para avisar.
"Se algum doido decidir se perpetuar no poder", o Exército vai intervir.
Pela primeira vez um General de Exército do STM comentou o processo movido por uma família de ex-militantes do PCdo B contra o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (que comandou o DOI-Codi em São Paulo, na década de 70), para que ele seja considerado oficialmente um torturador.
O General Guilherme detonou: “Por que não se preocupar com tanto ministro que está aí e que fez pior que o Ustra?  Tem ministro aí que matou, enquanto o Ustra dizem apenas que torturou. Não consta que ele tenha matado ninguém”.
Conhecido nos tempos da Vila Militar como “Toquinho da Maldade”, o General também mandou um recado aos petistas que desejam acabar com a Lei de Anistia.
Foi a mais forte manifestação desde que o governo Lula indicou para o STM a Procuradora da República Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha. Filiada ao PT, do qual foi advogada, amiga do casal Lula e Marisa, além de pessoa de confiança do advogado José Dirceu, de quem foi assessora na Casa Civil, Maria Elisabeth é casada com o General Romeu Costa Ribeiro Bastos, amigo do presidente Lula, que comanda a Secretaria de Administração da Presidência da República, responsável, só no ano passado, pelo gasto secreto quase R$ 5 milhões de reais no cartão de crédito corporativo do governo.
Ao lembrar que a Lei de Anistia foi sancionada pelo último presidente do ciclo militar, o general Guilherme Figueiredo praticou mais um toquinho de maldade verbal contra o presidente Lula: “Quem cometeu delito está usufruindo dela. E bem. Estão bem remunerados. Agora, quem cometeu delito do outro lado o fez sob a égide de uma Constituição, de 1967.
Se comparar a pensão do presidente da Repú­blica (R$ 4,5 mil) com a pensão dos pais do Mário Kozel Filho (soldado que morreu num atentado) é ridículo. Hoje, aqueles que cometeram delitos estão sendo premiados.
Agora, não se pode dizer que o Exército é torturador, isso e aquilo. Meia dúzia de malucos faziam isso.
O General adverte que “essa conversa de que o Exército mudou é conversa fiada”. Segundo ele, “as Forças Armadas não mudaram nada, porque não mudam nunca. Apenas se recolheram. Agora, se tiver que intervir claro que vão intervir.
É missão constitucional, a garantia da lei, da ordem e das instituições. Vem um doido aí e resolve dar uma de presidente da Venezuela e querer se perpetuar no poder.
Quer dizer ... Se o Congresso mudar a Constituição, vamos bater palmas. Se não mudar, aí não pode. É lógico que tem que haver uma defesa das instituições”.
O General Guilherme deu outro recado político ao governo: “Numa ditadura se faz o que quer independentemente da lei. E não sei se agora estamos numa ditadura.
Faça uma lei e revogue a Lei da Anistia! Não é mais simples? Processar, pode processar quem quiser.
O Ministério Público está aí. Oferece a denúncia e o juiz aceita se qui­ser. Deveríamos estar preocupados não com o coronel Ustra, mas com a economia, com o desemprego, com a falta de equipamentos nos hospitais públicos, com a má qualidade do ensino”.
Abcélvio Rodrigues

O CORINTHIANS iniciou muito bem sua seqüência mais complicada no BRASILEIRO. Foi à VILA BELMIRO e ganhou, de virada, do SANTOS, por 3 a 2, com um gol de PAULO ANDRÉ em jogada irregular – DANILO, autor do cruzamento para o zagueiro, estava impedido. Num jogo no qual levou enorme pressão dos oponentes e esteve duas vezes atrás do placar, os paulistas terminaram a partida com gritos de “olé” de sua torcida e com vantagem de três pontos sobre o CRUZEIRO, agora o vice-líder. Ainda tivemos nesta noite: SÃO PAULO 2 x GUARANI 1; GRÊMIO PRUDENTE 0 x PALMEIRAS 1; CRUZEIRO 2 x CEARÁ 0; VASCO 2 x BOTAFOGO 2; FLAMENGO 2 x GRÊMIO 2; ATLÉTICO – GO 3 x GOIÁS 1; ATLÉTICO PARANAENSE 1 x INTERNACIONAL 0.

CHICO BUARQUE DE HOLANDA ocupou o palco do SESC VILA MARIANA apenas por alguns minutos desta noite, mas o suficiente para dominar a homenagem a SARAMAGO, evento que lembrou a vida e a obra do escritor português, morto em junho. CHICO encerrou a programação com a leitura de um trecho do livro O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS. Fiel ao seu estilo esquivo, ele chegou momentos antes de iniciar sua participação e foi embora minutos depois. 

Faleceu ALFREDO LABRIOLA. Nasceu em 1930. As longas viagens de carro com a família para lugares como BUENOS AIRES ou RIO GRANDE DO NORTE, os livros e as idas aos jogos do PALMEIRAS com toda a família após o almoço eram as formas como o advogado paulistano ALFREDO LABRIOLA, descendente de italianos, mais gostava de desfrutar a vida. Formado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1956, integrou departamentos jurídicos das empresas FIRESTONE e FORD do escritório PINHEIRO NETO. Extremamente culto, aprendeu inglês, italiano, latim e japonês para ter acesso a essas culturas. Morreu a caminho do trabalho, em SÃO PAULO. Deixa três filhos e sete netos.

Faleceu aos 73 anos o cardiologista especializado em tratamento intensivo, CARLOS CAMARGO DE CARVALHO LUIZ. Tinha um currículo extenso: professor por 12 anos da Faculdade de Medicina de SANTOS, mais de 35 anos chefe da UTI em cardiologia do Hospital Beneficência Portuguesa. Também escreveu diversos artigos e publicações e participou de inúmeros congressos entre outras atividades. Mas, por trás de suas práticas, ele tinha uma filosofia que o movia. Espiritualista, atendia de graça todos os pacientes que o procuravam – até mesmo os funcionários e sócios do hospital em que trabalhava. Culto, distinguia qualquer tipo de compositor clássico só ao ouvir a música.

Morreu TUFI MAMED ASSY, engenheiro, aos 83 anos, vítima de um enfisema pulmonar causado pelo vício do cigarro. Nasceu em 11 de setembro de 1927. Trabalhar sempre foi um imenso prazer. Ao menos para TUFI, por 40 anos professor de mecânica da Escola Politécnica da Universidade Estadual de São Paulo, lecionar representava a democratização da informação e o incentivo do uso dela para benefício coletivo. Considerado um acadêmico muito rigoroso e respeitado pelos seus alunos, TUFI nasceu em MANAUS e se mudou para SÃO PAULO aos 19 anos para estudar engenharia na USP. Morou dez anos no LÍBANO, onde adquiriu um sotaque bastante acentuado, porém se dedicou a falar o português na sua forma gramatical mais correta. “Ele sempre foi um garoto prodígio e se destacou por ser um engenheiro com domínio técnico e humano”, afirma MARIA RITA ASSY, de 52 Anos, filha do renomado acadêmico. Para ela, o pai não só foi ícone da engenharia, mas acima de tudo um cidadão com ambição de ver o BRASIL crescer com sustentabilidade. Entre seus projetos inovadores, MARIA RITA conta que o preferido era o de utilizar dirigíveis para o transporte para que fosse reduzido o índice de trânsito. Segundo suas pesquisas, um dirigível realizaria mesma função que 200 caminhões. “Ele também estava escrevendo um livro sobre mecânica, mas aos poucos perdeu as forças e não conseguiu terminá-lo”, conta. Deixa viúva, seis filhos e 15 netos.

Morreu VIVALDO DA COSTA LIMA, aos 85 anos, em SALVADOR. Aplicado nos estudos, morou na ÁFRICA na década de 1960 para fazer pesquisas acadêmicas e depois fundou o Centro de Estudos Afro-Orientais e dirigiu o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia no BRASIL. Foi o antropólogo responsável pelas obras de recuperação do PELOURINHO.

A Polícia Civil investiga a morte de 11 emas no parque ZOO SAFARI (antigo SIMBA) de SÃO PAULO. As aves de grande porte foram encontradas com pescoços cortados e cabeças arrancadas, na madrugada de domingo, dia 19 de setembro, pelos funcionários do local, mas a polícia só foi avisada dois dias depois. O caso ocorre seis anos depois que 56 animais foram envenenados no zoológico, que tem entrada para o ZOO SAFARI. O mistério da morte das emas foi informado ontem ao 83º Distrito Policial pelo chefe daquela seção do parque, JOSÉ JOÃO GOMES, de 39 anos. Funcionários viram “três cães vira-latas” invadirem o parque. Os cachorros teriam atacado as emas. Os funcionários tentaram impedir o ataque, mas não conseguiram.  

O chanceler brasileiro CELSO AMORIM disse hoje, em NOVA YORK, que o BRASIL apóia uma iniciativa de RÚSSIA, ÍNDIA e CHINA para extrair das NAÇÕES UNIDAS uma condenação a qualquer sanção unilateral ao IRÃ. AMORIM salientou, entretanto, que a idéia de proteger os iranianos de medidas que não sejam aprovadas pela ONU – prática dos EUA e da EUROPA – não partiu do BRASIL.

A morte de um palestino, atingido por um disparo efetuado por um policial israelense, desencadeou hoje uma onda de violentos protestos no bairro árabe de SILWAN, em JERUSALÉM, em mais um sinal das dificuldades que rondam a negociação de paz lançada pelos EUA no dia 2 de setembro. Policiais israelenses chegaram a invadir e lançar bombas de gás lacrimogêneo na Esplanada das Mesquitas, onde fica a Mesquita de AL-AQSA e o DOMO DA ROCHA, o terceiro local mais sagrado para os muçulmanos, na Cidade Velha de JERUSALÉM. A ação do grupo antimotim da polícia foi uma resposta a um grupo de palestinos que havia apedrejado vários judeus que rezavam no MURO DAS LAMENTAÇÕES, local sagrado do judaísmo.

A Polícia Federal confirmou hoje a identificação de mais 2 brasileiros, provenientes do PARÁ, entre os 72 imigrantes ilegais latino-americanos mortos há quase um mês por narcotraficantes no Estado mexicano de TAMAULIPAS, na fronteira com os ESTADOS UNIDOS. Com as novas vítimas, sobe para quatro o número de brasileiros mortos na chacina. Trata-se de EDILSIMAR FAUSTINO DA SILVA e NATANE AMARAL DA SILVA. O casal vivia em RONDON DO PARÁ, perto de MARABÁ, e tentava atravessar a fronteira em busca de trabalho no lado americano.  
O cantor americano EDDIE FISHER, um dos precursores do rock nos anos 1950 e famoso por seus casamentos com grandes estrelas do cinema como ELIZABETH TAYLOR e DEBBIE RAYNOLDS, morreu aos 82 anos em BERKELEY, na CALIFÓRNIA, onde morava. A morte ocorreu nesta quarta-feira, segundo sua filha TRICIA LEIGH. Ela confirmou que a morte se deveu a complicações após cirurgia no quadril. O cantor, nascido em 1928 na FILADÉLFIA, começou cantando em sinagoga e ganhou concursos em programa de rádio aos 13 anos. Aos 17, entrou para a orquestra do trombonista BUDDY MORROW e do saxofonista CHARLIE VENTURA. No início dos anos 1960 criou o selo fonográfico, o RAMROD RECORDS. Depois registrou suas gravações com o selo DOT RECORDS. FISHER vendeu milhões de discos e teve sérios problemas com drogas, mas se livrou após 25 anos de dependência, graças à ajuda de seus filhos, como está na sua autobiografia EDDIE: MY LIFE, MY LOVES (1981), reeditada e ampliada no final dos anos 1990. 

2 011     :       -      QUINTA-FEIRA
O ESTADO DE SÃO PAULO publica um caderno intitulado “PROJETO TIETÈ – 20 ANOS”.
O rio ainda pede água
Avanço em duas décadas inclui expansão da coleta e tratamento de esgoto, mas TIETÊ ainda parece morto na Região Metropolitana.
Com 1,2 milhão de adesões e um abaixo-assinado – a maior mobilização por uma causa ambiental na América Latina até hoje – a campanha de despoluição do RIO TIETÊ liderada pela então RÁDIO NOVA ELDORADO AM sensibilizou o governo estadual a dar início ao projeto de limpar o curso d´água mais famoso de SÃO PAULO. Após 20 anos, várias ações surtiram efeito, como o aumento da coleta e tratamento de esgoto, reduzindo a mancha de poluição numa extensão de 160 quilômetros. Os moradores da Região Metropolitana, porém, ainda não conseguem visualizar avanços na despoluição do rio – sua cor continua negra, a água não se movimenta e o cheiro ainda incomoda. Segundo a SABESP, a melhora na qualidade da água ficará perceptível até 2015, quando 30 quilômetros de rio que cortam a metrópole passarão a ter vida aquática e outros 30 quilômetros deixarão de ter odor desagradável. A previsão é de que, até 2020, o rio inteiro deixará de ser fétido e 160 quilômetros do TIETÊ na Região Metropolitana poderão abrigar peixes. Para o geógrafo WÁGNER RIBEIRO, a população deve fazer a sua parte, parando de usar o rio como depósito de lixo e fiscalizando promessas e prados do governo. 

As atividades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC absorvem-me o tempo nesta manhã. São eventos programados para os próximos dias e as articulações a respeito dos 80 anos do Movimento Constitucionalista para 2012, mas que precisam ser delineados já. Assim é que procuramos acertar alguns detalhes com a ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS. Os diplomas já estão prontos e uma viatura virá nos buscar por volta das 7:30 horas, na sede da Sociedade. O CAPITÃO PM LEMOS, da ESSds, entra em contato comigo e conversa acerca de uma lista de veteranos e viúvas que passariam a fazer parte do tratamento geriantológico do Instituto do Coração. Isso não deu certo. O primeiro ex-combatente com quem mantive contato, em CAMPINAS, simplesmente me disse que essa medida deveria ter acontecido 20 ou 30 anos atrás e que agora é muito tarde, por causa da idade deles. No princípio achei certa rispidez na fala do veterano, mas, refletindo melhor, ele tem toda a razão. As viúvas também não se manifestaram a favor de fornecer os dados pessoais para encaminhamento ao INCOR. A medida tomada pelo CORONEL PM ARRUDA é ótima, mas deveria mesmo ter acontecido há muito tempo atrás. Assino todos os 32 diplomas referentes à Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” que iremos entregar naquela Casa de Ensino na próxima terça-feira, dia 28 de setembro.
De CAMPINAS chega um e-mail mudando a data da entrega de condecorações do Núcleo “ALDO CHIORATTO”. Em princípio seria no dia 21 de outubro. Agora a data foi antecipada para dia 19. É encaminhada uma relação de pessoas que irão receber a Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”.   
Sr Cel Ventura e Cel Mendes
Desculpe o transtorno, pois tivemos alguns problemas na região Pirituba mudou a data de saída dos alunos, sendo o dia 19 de outubro o último dia no CPI e não 21 como era o programado com isso teríamos que mudar a formatura para o dia 19 de outubro as 16:00h, com a saída dos senhores prevista para as 14:00 de São Paulo.
A listagem, após várias alterações está em anexo, autorizada e votada pelos membros do núcleo e autorizada e avaliada pelo Cmt do CPI, só dependendo da validação dos senhores.
Como é a primeira vez tivemos algumas dificuldades para atender a demanda de autoridades que estão nos ajudando, mais chegamos a listagem em anexo.
A nota de serviço da formatura está pronta e será realizada na sede do 8º Batalhão, onde está localizado o nosso memorial. Teremos cinco pelotões, Banda e Guarda Bandeira.
As Medalhas já foram adquiridas através de patrocínio e devem ser entregues no dia 04 de outubro.
os currículos estão prontos porém eu estou no aguardo de uma viatura que leve para os senhores.
obrigado
Cap ANDRE LUIZ
Sociedade Veteranos de 32 MMDC
Núcleo “ Aldo Chiorato” Campinas-SP
LISTA DOS INDICADOS PARA OUTORGA DA MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO 2011
01
Cel PM Walter Gomes Mota
Cmt CPI-2
02
Cel PM Lincoln de Oliveira Lima
Sub Cmt CPI 2
03
Ten Cel PM Benedito Pereira Costa Júnior
Cmt 47º BPM/I
04
Maj PM Nelson Vicente Coelho
Sub Cmt 35º BPM/I
05
Maj PM Wilson Lago Filho
Sub Cmt 7º GB
06
Cap PM Fernando Sérgio Andrade
Ch UGE CPI-2
07
Cap PM Marlon Robert Níglia
Ch Seç Com Soc CPI-2
08
Cap PM Adriano Augusto Leão
Cmt da 3º Cia 8º BPM/I
09
Cap PM Rita de Cássia Pereira
Cmt 5ª Cia do 8º BPM/I
10
1º Ten PM Rafael Cambui Mesquita Santos
Ch SJD CPI-2
11
General de Brigada Carlos Maurício Barroso Sarmento
Cmt 11ª Brigada de Infantaria Leve
12
Cb PM Ronaldo Aparecido Cabrini
PM da 2ª Cia - 8º BPMI
13
1º Sgt PM Sônia Ap. de Carvalho Theodoro
PM da 3ª Cia - 35º BPMI
14
Cb PM Fabio Rodrigo Mazarão
PM da 4ª  Cia  - 47º BPMI
15
Cb PM Anísio Raimundo Lourenço
Protocolo CPI-2
16
Cb PM Antonio José Soares dos Santos
Seç Com Soc CPI-2
17
Cb PM César Soares de Souza
PM do 8 BPMI
18
1º Sgt Paulo Roberto Ramos Fonseca
Gabinete Treinamento
19
 Claudemir Roque Gomes
Dir Reg APMDFESP
20
Francisco Martins de Souza
Dir Reg APAS
21
 Renato Avelino da Silva
Presidente Oficiais da Reserva
22
Dalva Cambui Mesquita Santos
Diretora Oficiais da reserva
23
 Élcio Inocente
Presidente da APMDFESP
24
Drª Catarina Von Zubem
Procuradora Federal TRT
25
Drº Licurgo Nunes Costa
Diretor DEINTER 2
26
Paulo Barros Camargo Filho
Filho Drº Paulo Barros
27
Roberto Frati
Professor (ex-Vereador)
28
Pedro Serafim Junior
Câmara Municipal Campinas
29
Drº Nivaldo D’oro
Presidente da CEASA
30
José Sérgio Bordin
Diretor Banco Bradesco
31
Roberto Mario Polga
Coord. Reg Meio Amb FIESP
32
Desembargador Manoel Carlos de Toledo
Desembargador do TRT

A turma do 4º ano C da Escola Municipal PROFESSORA ALCINA DANTAS FEIJÃO, de SÃO CAETANO DO SUL, no ABC, havia voltado pra a sala de aula após o intervalo do lanche quando o aluno DAVI MOTA NOGUEIRA, de 10 anos, pediu à professora ROSILEIDE QUEIRÓS DE OLIVEIRA, de 38 anos, para ir ao banheiro. Foram poucos minutos que DAVI ficou fora da classe. Por volta das 15:50 horas, quando voltou, ele já entrou na sala atirando contra a professora, que estava de costas. Na seqüência, o menino saiu da sala correndo e, no corredor da escola, atirou contra a própria cabeça. Ele usava a arma do pai. O que aconteceu em seguida na escola municipal considerada a melhor do Estado segundo avaliações oficiais foi o pânico e a correria generalizados de alunos, funcionários e professores. Cerca de mil estudantes estavam na unidade no momento, 25 na classe da professora ROSILEIDE. Ao todo, a unidade atende 1,9 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio. “Eu vi o menino correr para perto da escada e ouvi o tiro em seguida. Então, vi ele cair. Tremia e jorrava sangue da cabeça. Foi uma gritaria, fui para a sala de aula e fomos trancados, porque ninguém sabia o que estava acontecendo”, contou LUCAS ALVES, aluno do 9º ano. O socorro veio rápido. Um policial estava dentro da escola dando uma aula de prevenção ao uso de drogas e a Ronda Escolar foi acionada. Mesmo assim, os policiais não puderam evitar que as crianças presenciassem cenas chocantes. “Vi um menino todo ensangüentado e a professora saindo na maca”, contou uma criança do primeiro ano, que estava no pátio na hora da tragédia. Duas crianças da classe de DAVI passaram mal e precisaram ser socorridas de ambulância. Um funcionário da escola também desmaiou. DAVI foi levado de ambulância com vida, ao Hospital de Emergência ALBERT EINSTEIN, em SÃO CAETANO, mas teve duas paradas cardíacas e morreu por volta das 16:50 horas. A professora ROSILEIDE, que está na rede municipal de ensino desde fevereiro de 2005, foi levada de helicóptero ÁGUIA para o Hospital das Clínicas, em SÃO PAULO. A bala a atingiu por trás, na altura do quadril, e ficou alojada entre o reto e o útero. Houve fratura de bacia e também na patela direita. Ela deve ser submetida a uma cirurgia. Nesta noite, seu estado era considerado moderado e ela estava fora de perigo. O que levou o estudante de apenas 10 anos a cometer tal crime ainda é um mistério. A única certeza que a polícia tem até agora é que o menino não gostava da professora e usou a arma de uso pessoal do pai, que é guarda civil de SÃO CAETANO. O suicídio do garoto, porém, chocou a todos. “Em 30 anos de profissão, só vi suicídio de uma criança em duas ocasiões”, disse o delegado chefe da Delegacia Central de SÃO CAETANO, FRANCISCO JOSÉ ALVES CARDOSO. O guarda-municipal NILTON EVANGELISTA NOGUEIRA costumava guardar o revólver calibre 38, de uso pessoal e registrada em seu nome, em cima do armário do quarto. Nesta tarde, antes de o filho DAVI atirar na professora e se suicidar, ele notou a ausência do artefato e foi até o colégio para questionar os filhos. Além de DAVI, o filho mais velho, de 14 anos, também estuda no local. Segundo a delegada LUCY FERNANDES, do 3º DP de SÃO CAETANO, NILTON disse que suspeitava que o garoto mais velho tivesse pego a arma e levado para a escola. “Eles negaram e DAVI ainda disse ao pai que ele poderia revistar a mochila dele”contou a delegada. Mas NILTON não achou necessário fazer a revista.

MANOEL BELLOTTO era doutor pela USP de SÃO PAULO e professor titular de História da América, em particular a da colonização espanhola, na UNESP. Era também docente colaborador da ECA (Escola de Comunicações e Artes), da USP. Escreveu junto com NEIDE MARCONDES, também professora titular de História e Crítica da Arte na UNESP, o livro “DRESDEN: A FLORENÇA DO ELBA”. Na obra, os autores percorrem a vida e a obra de um pintor que viveu no século 18 para explicar o papel da arte como importante documento histórico. Pai do guitarrista do grupo TITÃS, TONY BELLOTTO, MANOEL BELLOTTO tinha 78 anos e enfrentava sérios problemas de saúde, segundo afirmou a assessoria do músico. Em 2009, MANOEL BELLOTTO e NEIDE MARCONDES foram premiados pela ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). Eles receberam o Prêmio SÉRGIO MILLIET, destinado a autores por pesquisa publicada. A honraria foi pela publicação do livro “DRESDEN: A FLORENÇA DO ELBA”. Nos anos 1970, a bibliografia sobre História da América Latina era mínima e os especialistas quase inexistentes. Três ou quatro precursores trabalhavam meio heroicamente, para criar, no BRASIL, espaço e condições que tornassem possível a pesquisa e a formação de pesquisadores na área. Um deles era o professor BELLOTTO, que dava aula no departamento de História da UNESP, no campus de ASSIS. MANOEL BELLOTTO morreu na madrugada desta quinta-feira, de causa não divulgada.      

22 DE SETEMBRO DE 2012      :      -      SÁBADO
Teremos hoje o Desfile Cívico-Militar promovido pelo Colégio NOVA ORDEM e ESCOLA REI LEÃO, na Rua CONSELHEIRO ELIAS DE CARVALHO com a Avenida SANTA CATARINA, no JABAQUARA. Esta é a 13ª  edição do Desfile e o tema escolhido é o dos 80 Anos do Movimento Constitucionalista de 1932. Combinamos com o ARISTIDES o horário das 12:30 horas para um carro ir me buscar na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
No horário combinado estou no MMDC. O nosso Comandante do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO, não poderá participar do desfile por motivos de saúde. ARISTIDES num carro e ÉDSON num outro chegam no horário combinado. Estou conversando com COLOMBO, na Sociedade, quando começo a minha viagem em direção ao JABAQUARA. Antes, no entanto, passamos na Rua ABÍLIO SOARES para pegar o ALFREDO PIRES e sua esposa dona NAIR.
O ponto de concentração do pessoal do MMDC é no MacDONALD da Avenida JABAQUARA. São 13:30 horas e as setenta escolas que irão desfilar estão se organizando. CAMILA GIUDICE, sua mãe e irmã chegam logo em seguida, bem como a doutora MARIA LÚCIA CAMARGO. Por volta das 14 horas, o ALFREDO PIRES coloca-se num jeep antigo, à frente do segmento da ESCOLA REI LEÃO e COLÉGIO NOVA ORDEM. CAMILA desfila a pé. Vou para o palanque a fim de assistir o desfile. Há muito entusiasmo cívico. Converso com as Professoras FÁTIMA e VERA, organizadoras de suas escolas no desfile. Percebo que ambas estão tomadas de grande emoção, tal como os pais dos alunos ARISTIDES e ÉDSON.
Percebo que os espectadores desse magistral acontecimento se emocionam ao ver a aproximação do carro conduzindo o nosso herói de 32, ALFREDO PIRES, caracterizado pela farda da época, bem como a CAMILA GIUDICE, desfilando a pé. Há um momento importantíssimo quando há uma parada da Escola REI LEÃO e do Colégio NOVA ORDEM defronte o palanque. Muitas palmas e o reconhecimento pelo esforço dos professores e estudantes em comemorar os 80 anos da Revolução Constitucionalista.
Há a continuidade do desfile das demais escolas e se percebe que a temperatura vai caindo bruscamente. ARISTIDES preocupa-se com dona NAIR, esposa do ALFREDO PIRES, que está de pé há horas e que agora, com o frio chegando, pode lhe causar mal. Despedimo-nos das autoridades que se encontram no palanque e, caminhando devagar, assistindo ainda ao desfile das escolas, vamos nos concentrar no Mac DONALD´S novamente. Conversando com ARISTIDES e ÉDSON, os integrantes do MMDC: ALFREDO PIRES, dona NAIR, CAMILA, sua mãe e irmã, doutora MARIA LÚCIA, encerramos nossa participação nesse evento maravilhoso. ARISTIDES e ÉDSON levam PIRES e esposa até a residência deles na ABÍLIO SOARES. Ali me despeço do ÉDSON e o ARISTIDES, gentilmente, traz-me até minha casa em GUARULHOS. São quase 18 horas.

Assim que marcou o terceiro gol do PALMEIRAS, aquele que definiu a vitória por 3 a 1 sobre o FIGUEIRENSE, MARCOS ASSUNÇÃO deu um pique até o banco e abraçou o técnico estreante GILSON KLEINA. Dois ou três segundos que uniram os principais personagens da vitória que colocou o time paulista na 18ª posição, ultrapassando o próprio FIGUEIRENSE, mas ainda com cinco de desvantagem para o FLAMENGO, o primeiro fora do descenso.
Nunca um ingresso tão barato custou tão caro. O SANTOS vendeu ingressos a um real aos sócios e devolveu ao torcedor um futebol de acordo com o valor da face do bilhete – e houve quem pedisse o dinheiro de volta na derrota por 3 a 1 para a PORTUGUESA, hoje, no PACAEMBU. O resultado deixa o time santista ainda mais longe da LIBERTADORES. O resultado reforçou a questão: que time é o SANTOS sem NEYMAR? Sem ele – suspenso – o time de MURICY tem aproveitamento de rebaixado. Com ele, ganha quase sempre ou pelo menos joga bem.
DIEGO CAVALIERI, FRED e o árbitro PABLO DOS SANTOS ALVES foram os responsáveis pela vitória do FLUMINENSE sobre o NÁUTICO (2 a 1) que manteve o TRICOLOR carioca na liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO.       

A corrida é uma das mais longas do campeonato, com quase duas horas, e desde a estréia no calendário da Fórmula 1, em 2008, apresenta surpresas ao longo das suas 61 voltas, sob calor intenso e eterna possibilidade de chuva. Mas se há dois pilotos que demonstraram estar em melhor condição para lutar pela vitória no GP DE CINGAPURA, amanhã, eles são o pole position, LEWIS HAMILTON, da McLAREN, e o terceiro colocado no grid, SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL. E como o líder do campeonato, FERNANDO ALONSO, vai largar apenas em quinto, as chances de a disputa pelo título nas seis etapas que vão restar tornar-se mais acirrada cresceram bastante. Os resultados inesperados na única corrida noturna da F-1 já começaram. Hoje, o venezuelano PASTOR MALDONADO, da WILLIAMS, conseguiu uma volta tão espetacular no fim da classificação que o permitirá amanhã largar na segunda posição. Deixou para trás VETTEL, o mais rápido, ontem e hoje na sessão da manhã. Foi a 24ª pole na carreira de HAMILTON, a quinta no campeonato e a terceira nas últimas quatro definições do grid. FELIPE MASSA, da FERRARI, e BRUNO SENNA, da WILLIAMS, não foram bem. MASSA marcou o 13º tempo e BRUNO, o 17º, depois de bater no muro, como já fizera ontem. Porém, vai largar em 22º, pois a WILLIAM teve de trocar o câmbio de seu carro. O quarto a largar amanhã será JENSON BUTTON, com PAUL DI RESTA em sexto, MARK WEBBER em sétimo, ROMAIN GROSJEAN em oitavo, MICHAEL SCHUMACHER em nono.

O candidato FERNANDO HADDAD (PT) desferiu hoje os mais fortes ataques ao líder das pesquisas, CELSO RUSSOMANNO, desde que a campanha eleitoral pela Prefeitura começou. “Ele (RUSSOMANNO) não fala que não tem partido, que não faz proposta, que não tem padrinho, não tem apoio, não tem nada”, disse HADDAD, em comício com líderes petistas na VILA BRASILÂNDIA, periferia da zona norte. “É um candidato muito engraçado. Parece aquela casa do VINÍCIUS DE MORAES, não tinha teto, não tinha nada”. O candidato petista também criticou uma proposta de seu adversário do PRB de cobrar do cidadão pelo uso do ônibus de acordo com a distância percorrida. “Sou capaz de apostar que não é por mal. Não é para favorecer o rico e prejudicar o pobre. É porque a pessoa não tem noção da coisa. Não conhece a administração pública”. A ex-prefeita MARTA SUPLICY, recém-nomeada ministra, reforçou a estratégia de HADDAD. “Ninguém governa uma cidade só falando bonito e dizendo ‘obrigado’ na televisão”, disse. MARTA declarou estar “com o coração aflito” por causa do que têm mostrado as pesquisas de intenção de voto – RUSSOMANNO na frente e HADDAD em terceiro ou empatado tecnicamente no segundo lugar. HADDAD afirmou hoje que o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal constrange toda a classe política e que espera que aconteça punição a quem errou, mas que a Justiça deve ir até o fim em todos os casos e não apenas em relação ao PT. “O mensalão do PSDB é muito anterior, é de 1998”, afirmou em entrevista no SPTV, da REDE GLOBO. HADDAD insistiu que o esquema operado pelo empresário MARCOS VALÉRIO começou em MINAS GERAIS, durante a gestão tucana no governo daquele estado e que esse caso também deveria estar sendo julgado.  

Na 11ª edição do DIA MUNDIAL SEM CARRO, comemorado hoje, a PRAÇA DO CICLISTA, na Avenida PAULISTA, região central da capital, se transformou em uma praia com direito a piquenique, esteira e diversas atividades recreativas para adultos e crianças. O sol resolveu aparecer para tornar o cenário ainda mais praiano e aproximadamente 600 pessoas participaram do movimento PRAIA NA PAULISTA, segundo os organizadores. O evento foi criado para conscientizar a população sobre as questões da mobilidade urbana, o uso da bicicleta e o excesso de carros em ruas e avenidas. Também para lembrar a data, as ciclofaixas, que abrem aos domingos e feriados, foram liberadas excepcionalmente hoje. A medida, porém, causou lentidão no trânsito. A CET registrou 28 km de congestionamento pela manhã, numero acima da média para o horário.

Prédio é disputado por CONSEG e COMISSÃO DA VERDADE DE SP. Comunidade da BELA VISTA quer instalar no local, que já foi da Justiça Militar, companhia da PM. Deputados pedem memorial. O prédio número 1.249 da Avenida BRIGADEIRO LUÍS ANTONIO foi palco de alguns dos principais capítulos dos 20 anos de ditadura militar no país. Ali foram condenados os estudantes da UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES, presos em 1968 em IBIÚNA, a 73 km da capital, entre eles o ex-ministro JOSÉ DIRCEU, hoje réu do mensalão. Foram também julgados e condenados naquele cenário os metalúrgicos que organizaram a famosa greve no ABC em 1980. Um deles era o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. “O Tribunal Militar, cuja competência antes do golpe de 1964 era de direito estrito, ou seja, funcionava no processo e julgamento de crimes militares (...), começou a ser acionado em virtude de uma série de prisões para averiguações, efetuadas por encarregados de inquéritos policiais militares”, disse a historiadora ÂNGELA MOREIRA DOMINGUES DA SILVA, no texto intitulado “Ditadura Militar e Justiça Castrense no Brasil: Espaço de Legitimação Política e de Contradições (1964-1985). Segundo a historiadora, com o golpe de 1964, a Justiça Militar assumiu papel político importante no processo de institucionalização e legitimação da nova ordem política que estaria por se afirmar, além de se configurar como um importante instrumento de punição aos opositores do regime. Por isso, o prédio virou símbolo da repressão.

Três suspeitos foram mortos por policiais militares nesta manhã após tentarem invadir uma casa na Rua SÉRGIO LACERDA, no PARQUE DOS PRÍNCIPES, zona oeste. Segundo a Polícia Militar, uma mulher e seu filho chegaram em casa e entraram na garagem, que tem portão automático, quando os suspeitos apareceram. Eles estariam em um ÁGILE e entraram junto com a família na garagem. O marido, que estava em casa, percebeu a movimentação, pulou o muro e conseguiu ligar para a polícia. Quando os PMs chegaram, os três assaltantes teriam começado a atirar. Em seguida o trio pulou o muro da residência e foi para a casa ao lado. Houve troca de tiros e não foram ainda identificados os criminosos.     
 
Choques entre manifestantes e membros de uma milícia islâmica deixaram pelo menos quatro mortos em BENGHAZI, na LÍBIA. A violência se espalhou na cidade depois que cerca de 30 mil pessoas foram às ruas para exigir o fim da ação dos grupos armados no país e algumas delas tentaram tomar o quartel-general de um desses grupos, o ANSAR AL-SHARIA. A milícia radical é suspeita de envolvimento no ataque ao consulado americano em BENGHAZI, que matou o embaixador dos EUA, CHRIS STEVENS, e outras três pessoas, no dia 11 de setembro.        

2 013     :     -    DOMINGO
Com minha viagem a SÃO JOÃO DA BOA VISTA e os vários compromissos da semana que passou, fiquei em atraso com minha documentação e também com o meu blog. Uso o domingo para acertar tudo isso, já que amanhã irei viajar para SERTÃOZINHO.

Numa cidade onde 79% das vias são ocupadas por carros e apenas 3% por ônibus, o DIA MUNDIAL SEM CARRO só poderia ser um fiasco. Certo? Sim, certo. Na data em que a Prefeitura tentou fazer do Centro paulistano um local voltado aos ciclistas e pedestres, o que se viu, hoje, foi um domingo como todos os outros, com carros circulando para lá e para cá. Nem mesmo a presença de 65% dos ônibus que trafegam em dias de semana surtiu resultado. Então, o que deu errado no DIA MUNDIAL SEM CARRO na cidade que tem um carro para cada dois habitantes? Aparentemente, uma das respostas seja a tolerância da Prefeitura, que não proibiu o tráfego de carros, mas sim tentou criar um ambiente de conscientização. Não era multado o motorista que passasse pela Rótula Central, perímetro que envolvia avenidas como IPIRANGA, SÃO LUÍS, um trecho da SÃO JOÃO, VIADUTO DO CHÁ, RUA XAVIER DE TOLEDO, entre outras.

O torcedor corintiano pode até não admitir ou, no mínimo, não aceitar. Mas é fato que o CORINTHIANS pisou no gramado do PACAEMBU, hoje, para enfrentar o líder CRUZEIRO, pensando primeiro em não perder. A quarta derrota seguida no Campeonato Brasileiro seria um desastre para o psicológico do time. Por esse lado, missão cumprida. Com um bom desempenho no segundo tempo, o TIMÃO segurou o empate por 0 a 0 diante dos mineiros. Mas muita coisa ainda precisa ser corrigida. Quem viu o primeiro tempo inteiro tem certeza disso. A RAPOSA fez o que quis pela esquerda. EDENÍLSON e DANILO deixaram muitos espaços na marcação. Quem mais sofreu com isso foi o goleiro CÁSSIO.
Após sete derrotas e quatro empates como visitante, a PORTUGUESA, enfim, venceu uma partida fora de casa neste Campeonato Brasileiro. Hoje, a LUSA enfrentou o INTERNACIONAL, no Estádio do VALE, e saiu de  campo com um festejado 1 a 0 sobre os gaúchos.
No MARACANÃ, o BOTAFOGO foi surpreendido pelo BAHIA e acabou derrotado, de virada, por 2 a 1. Com o tropeço, o FOGÃO desperdiçou a oportunidade de se aproximar do CRUZEIRO. A RAPOSA lidera o BRASILEIRO com 50 pontos. O time da ESTRELA SOLITÁRIA aparece em segundo, com 42 pontos.
Outra equipe do RIO que não se deu bem foi o FLAMENGO. Diante do lanterna NÁUTICO, em RECIFE, o RUBRO-NEGRO não saiu do empate sem gols e segue apenas um passo à frente da zona da degola, em 16º. Pressionado pelo risco do rebaixamento, o VASCO foi até o INDEPENDÊNCIA, em MINAS, perdeu por 2 a 1 e segue ameaçado. A pressão é a mesma sobre a PONTE PRETA, que acabou superada por 1 a 0 pelo ATLÉTICO PARANAENSE.
De aliado a algoz. Esta se tornou a imagem do zagueiro RODRIGO no imaginário tricolor. Autor do gol da vitória do GOIÁS no confronto contra o SÃO PAULO pelo primeiro turno do BRASILEIRO, o beque voltou a ser a pedra no sapato da ex-equipe e hoje, no SERRA DOURADA, garantiu a vitória, novamente por 1 a 0. A derrota acaba com a invencibilidade do técnico MURICY RAMALHO. Desde seu retorno, o TRICOLOR acumulava três vitórias consecutivas e uma fuga da zona do rebaixamento. Agora, com 27 pontos, é o 15º. Em sexto, o GOIÁS tem 33 pontos.
Poderia ter sido com mais tranqüilidade. Mas o SANTOS de 2013 não sabe o que é vitória fácil. Nem mesmo contra um adversário tão frágil quanto o CRICIÚMA. Do sufoco, porém, nesta noite, na VILA BELMIRO, o PEIXE saltou da 12ª para a sétima colocação, com 32 pontos, a seis do G-4 e ainda com um jogo a menos. O SANTOS venceu por 2 a 1 e volta a sonhar.

Na última volta do GP de CINGAPURA, hoje, o carro de MARK WEBBER pegou fogo e o piloto teve de abandonar a corrida. Para voltar aos boxes, o australiano ganhou uma carona de FERNANDO ALONSO e os pilotos da RED BULL e FERRARI, respectivamente, acabaram reeditando a famosa cena protagonizada por AYRTON SENNA e NIGEL MANSELL, em 1991. Há 22 anos, no GP da ESPANHA, o brasileiro ficou sem gasolina e acabou levado aos boxes pelo rival. O fato inusitado, que rendeu uma punição a WEBBER – ele perderá dez posições no grid de largada da próxima prova – foi a única coisa atípica que ocorreu nas ruas de MARINA BAY. No mais, SEBASTIAN VETTEL largou na pole e cruzou a linha de chegada em primeiro, sem muito esforço. ALONSO e RAIKKONEN completaram o pódio. O brasileiro FELIPE MASSA chegou em sexto.

O acupunturista DANILLO RENAN DE LIMA SILVA, de 23 anos, foi preso em flagrante hoje, sob a acusação de matar duas pessoas ao perder o controle do PALIO que dirigia na Avenida RIO PEQUENO, na região do BUTANTÃ, zona oeste, e invadir um bar. Testemunhas afirmaram à polícia que o rapaz disputava um racha com duas motos. SILVA sofreu fraturas por causa do acidente e está internado no Hospital das Clínicas sob escolta policial. Um dos mortos – RONALDO TEIXEIRA DOS SANTOS, de 18 anos – estava no carro com o acusado. O outro – CLÁUDIO DE ALMEIDA , de 50 = era cliente do boteco LARANJINHA, onde ocorreu o acidente. Outras cinco pessoas ficaram feridas: três clientes do bar e duas pessoas que acompanhavam o acupunturista no PÁLIO.
Com quatro mil pessoas desabrigadas pelas chuvas dos últimos dias, o governo de SANTA CATARINA estuda decretar situação de emergência no Estado. A Defesa Civil afirma que o volume das chuvas nos últimos três dias é superior à média esperada para todo o mês de setembro. As regiões mais atingidas pelas tempestades são o VALE DO ITAJAÍ, o PLANALTO SUL, a GRNDE FLORIANÓPOLIS, o MEIO-OESTE, o PLANALTO NORTE e o litoral norte.

Após mais de 30 horas, a polícia e o Exército do QUÊNIA entraram no SHOPPING WESTGATE, em NAIRÓBI, capital do país, para tentar por fim ao seqüestro no local. A maioria dos reféns foi resgatada e forças de segurança tomaram o controle de grande parte do edifício. Radicais islâmicos do grupo AL-SHABAAB mantinham 30 pessoas presas dentro do centro comercial pelo segundo dia consecutivo, após o massacre que deixou ao menos 68 mortos. Neste domingo, o ministro queniano da Segurança, JOE LENKU, confirmou que entre dez e quinze extremistas continuavam dentro do prédio, mas não detalhou quantas pessoas estavam seqüestradas. O presidente UHURU KENYATTA contou que seu sobrinho e a noiva do jovem foram mortos no ataque. O número de mortos pode aumentar. O governo queniano aceitou a oferta de ajuda internacional e unidades de elite dos exércitos israelense e americano se uniram à operação de resgate. Há 49 pessoas desaparecidas, que podem estar entre os mortos ainda não identificados e os reféns.

A Justiça chinesa condenou BO XILAI à prisão perpétua hoje, depois de julgá-lo culpado de corrupção e abuso de poder. BO era uma estrela em ascensão na política da CHINA, mas teve a carreira interrompida após sua esposa, GU KAILAI, ser condenada por matar o empresário britânico NEIL HEYWOOD, que também estaria envolvido em esquema de corrupção.

O PAPA FRANCISCO fez um de seus mais fortes ataques ao sistema econômico global hoje, afirmando que ele não pode mais ter como base um “deus chamado dinheiro” e pediu que os desempregados lutem para obter trabalho. Em visita à cidade de CAGLIARI, ele deixou de lado seu texto preparado em uma reunião com desempregados e improvisou.     

2 014    :   -   SEGUNDA-FEIRA
Embora esteja um tempo incerto, com ventos gelados, tenho uma manhã bem tranquila. Aproveito para colocar toda a papelada de minha biblioteca em dia, bem como minhas memórias. Na afobação, cometi alguns erros na atualização de datas e isso procuro começar a corrigir agora. Um dos motivos principais disso é a afoiteza de alguns batalhões em solicitar entrega de medalhas sem observar os prazos dados: nomes errados em listas de outorga, mudanças de nomes, pedidos para acrescentar mais nomes, mesmo após a entrega da listagem, enfim, chego a conclusão de que as medalhas da Sociedade são solicitadas para engrandecer solenidades, com o "esquecimento" da própria. Isso aconteceu, de maneira ridícula, duas vezes em quartéis de GUARULHOS, o que me deixou bastante aborrecido. Fazemos tudo para contentar os solicitantes e depois a Sociedade é simplesmente "esquecida" e tornamos apenas coadjuvantes da "festa", com destaque para autoridades da cidade, que nada têm com a Sociedade. Precisamos corrigir, no futuro, esses problemas que diminuem o valor das medalhas do MMDC.
Na Sociedade, MARINEI já conclui as listas de entrega de medalhas para 1º de outubro (no TJM - Entrega do COLAR DA VITÓRIA para os juízes); 2 de outubro (cuja lista já está no CCOMSOC para a confecção dos respectivos diplomas) e 3 de outubro (entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO na OAB/SP). Mas já acontecem problemas: não recebemos no tempo aprazado os currículos dos delegados que seriam indicados pelo Delegado Geral (o prazo marcado foi de 2 de setembro e até agora não chegaram tais currículos). Recebemos um telefonema dizendo que o Delegado Geral ainda não indicara um dos delegados (apenas um estava constando da lista). Explico que para 2 de outubro não dá mais para mudar a situação, pois a lista já foi encaminhada na semana passada. No entanto, para que os indicados não sejam prejudicados resolvo condecorá-los no evento marcado para  a OAB/SP em 3 de outubro. Ficamos no aguardo dos currículos.
Também o 1º TENENTE PM PEQUENO quer indicar nomes de algumas autoridades para serem condecoradas com a PEDRO DE TOLEDO no TJM no dia 9 de outubro. O tempo é escasso e já temos compromisso em SÃO CAETANO DO SUL nesse dia. Essa situação ainda não está decidida.
Recebo telefonemas sobre outros assuntos, como por exemplo pesquisas que não podemos fazer por falta de tempo, colocação de restos mortais de combatentes no Monumento Mausoléu. Esse caso é complicado porque correu uma informação  que isso seria feito em 2 de outubro, com a entrega do Obelisco, após a reforma. No entanto a solenidade de 2 de outubro ficou decidida que será no Quartel do Comando Geral e que as imortalizações dos heróis serão realizadas no próximo dia 9 de Julho. Um sobrinho do corneteiro ELIAS (o seu pai é irmão dele) comparece ao MMDC para se inteirar do que está acontecendo. Tudo lhe é explicado, nos mínimos detalhes, para que ele possa transmitir para seus familiares.
Saio mais tarde da Sociedade, um tanto quanto cansado com tantas confusões que acontecem.     

Uma confusão em um baile funk que terminou com a morte de dois jovens gerou uma onda de vandalismo em CIDADE TIRADENTES, na zona leste da capital. Até um distrito policial foi atacado. Três ônibus foram queimados, assim como uma viatura da polícia, que ficou parcialmente destruída, e dois veículos apreendidos. A policia investiga o ataque no baile funk. A principal suspeita é de que um grupo de criminosos roubou uma moto de bandidos que foram ao baile, na Rua EDISON DANILO DOTTO, se vingar. JUANRIBER SANTIAGO DOS SANTOS, de 18 anos, foi baleado seis vezes e morreu no local. Um menor de 15 anos recebeu quatro tiros - um na cabeça - e também não resistiu. Os dois estavam na motocicleta roubada. Outra vítima foi atingida na barriga, mas passa bem. Após invadir o TERMINAL TIRADENTES e queimar os coletivos, um grupo com cerca de 200 pessoas foi até a delegacia cobrar providências da polícia. Uma nova confusão se formou e pelo menos 70 vândalos tentaram invadir o DP. Policiais do GOE, acionados para impedir a bagunça, foram recebidos com coquetéis molotov e rojões. Os manifestantes ainda queimaram pneus, caixas de papelão e madeira. Três pessoas foram detidas, mas liberados. Dois menores, ambos de 15 anos, foram apreendidos e levados à FUNDAÇÃO CASA. Em ma caixa de rojão apreendida havia a inscrição PCC.  

SERRA LEOA descobriu 70 corpos e 150 novos casos de EBOLA durante o confinamento obrigatório de três dias para ajudar a conter a propagação do vírus. A restrição terminou no domingo e as autoridades confirmaram hoje as descobertas. Os habitantes puderam retomar suas atividades depois da operação inédita de toque de recolher para lutar contra a epidemia do EBOLA, que já matou 562 pessoas no país.
A maioria dos seis milhões de habitantes de SERRA LEOA foi obrigada a ficar dentro de casa desde sexta-feira, enquanto cerca de 30 mil voluntários procuravam identificar os doentes e informá-los sobre as medidas para prevenir a doença. "Temos um excesso de cadáveres para enterrar, mas isso é habitual desde o início da epidemia. Agora temos pelos menos 150 casos novos", declarou STEVEN GAOJIA, Chefe do Centro de Operações de Emergência. GAOJIA disse que os 70 cadáveres foram descobertos em FREETOWN e nos arredores da capital.
O ministro da Saúde, ABUBAKARR FOFANAH, informou que os agentes envolvidos na operação conseguiram visitar 80% das casas e considerou a iniciativa um sucesso. "Aprendemos muitas coisas durante essa operação. É possível que ela seja retomada", disse.
FOFANAH adiantou que as autoridades não podem "dar números sobre o total de cadáveres descobertos" durante a operação, pois aguardam "os resultados que devem vir de outras partes do país".
Segundo o ministro, um dos resultados da operação foi a interrupção dos "enterros noturnos", prática seguida pelas famílias para encobrir a morte dos infectados com EBOLA. Mais de 2,6 mil pessoas morreram devido à doença desde o início do ano nos três países da ÁFRICA OCIDENTAL mais afetados: SERRA LEOA, LIBÉRIA e GUINÉ-CONACRI, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O ESTADO ISLÂMICO pediu hoje a seus seguidores que ataquem cidadãos dos ESTADOS UNIDOS, da FRANÇA e de outros países que se juntarem à coalizão formada para destruir o grupo militante. O porta-voz da EI, ABU MUHAMMAD AL-ADNANI, também provocou o presidente dos EUA, BARACK OBAMA, e outros "cruzados" ocidentais em um comunicado divulgado pelo website de monitoramento SITE, dizendo que suas forças enfrentariam uma derrota inevitável perante o poderio dos militantes.

2 015     :       -   SEGUNDA-FEIRA
O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO traz uma entrevista de AMANDA GOMES com o novo Comandante do 1º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR DE CHOQUE - ROTA
Novo Comandante da ROTA diz não tolerar vagabundo e pede para os membros de elite da Polícia Militar paulista ' ser um pouco mais racional do que os semais seres humanos'.
Aos 46 anos de idade, sendo 31 dedicados à Polícia Militar, o TENENTE-CORONEL PM ALBERTO MALFI SADILLI assume o comando da ROTA, a tropa de elite da corporação paulista, com a missão de acalmar a tropa, considerada a mais temida da PM.
Graduado no curso de formação de oficiais da Academia Militar do Barro Branco, o bacharel em direito foi escolhido pelo governador GERALDO ALCKMIN somente sete meses após a nomeação de ALEXANDRE GASPARIAN, que deixa o cargo chamuscado por justamente não diminiuir as mortes provocadas por policiais.
O novo Chefe das Rondas Ostensivas TOBIAR DE AGUIAR tem fama de durão. Ele nega, mas deixa claro seu recado aos subordinados.
"Vou trabalhar dentro da expectativa da comunidade paulista, que é a dureza no trato contra criminalidade, mas dentro dos parâmetros da legalidade. Não podemos nos levar por discursos oportunistas de justiça com as próprias maos", avisou o tenente-coronel.
Ex-comandante da Cavalaria da PM, SARDILLI falou ontem com exclusividade ao DIÁRIO.
DIÁRIO - Qual vai ser o foco da sua gestão à frente da ROTA?
ALBERTO MALFI SARDILLI - Não podemos imaginar a tropa do 1º Batalhão de Choque (a ROTA) como escoteiros. Isso é inviável porque se fosse para ser isso, não precisaria tê-la. Os policiais e eu, como comandante, temos de ter essa consciência. O nosso limite é estipulado pela lei.
O que representa para o senhor assumir a ROTA nesse momento conturbado?
Uma responsabilidade muito grande. Infelizmente tivemos alguns desvios de conduta que foram muito negativos para a instituição. Temos a plena consciência que a Polícia Militar tem valores bem maiores do que esses policiais apresentaram.
Como lidar com esse alto risco sem cometer excessos?
É obvio que temos um grau de risco bem maior (no combate ao crime). Seria semelhante a falar que um médico que opera numa cirurgia grave não tenha as mesmas perdas de um profissional que atende uma gripe. Da mesma maneira, não podemos fazer um parâmetro de um policial que atende o 190 com uma tropa que é colocada em locais de alta incidência criminal, com armamentos específicos para dar integridade física aos próprios agentes, e achar que os resultados serão semelhantes. Cabe a nós combater a criminalidade e temos a espectativa que a população e os organismos de direitos humanos entendam essa relação pois, infelizmente, cabe a nós fazer esse trabalho.
Como é a seleção para um PM entrar para a ROTA?
Ninguém cai de paraquedas aqui. Os policiais que se destacam nas suas áreas geográficas são identificados e tem de ter um perfil aguerrido. E não pode ser diferente disso. Trabalhamos no limite da bandidagem, no limite da vagabundagem. Não dá para ser carinhoso e nem cortês demais (com bandido). Ainda assim eles passam por estágio operacional, pelo crivo de outros oficiais para ver se têm condições técnicas, psicológicas e equilíbrio para exercer a função.
Mas qual a estratégia para manter esse equilíbrio?
Quem usa um brasão da ROTA tem de ser um pouco mais racional do que os demais seres humanos, até para preservar a si mesmo, a instituição e a família. A barreira do policial da ROTA para cometer deslizes é a família.
O senhor tem fama de linha dura. Como é o seu perfil com os subordinados?
Sou legalista. Ser linha dura às vezes pode levar para um campo de rigor excessivo. Na verdade, o rigor excessivo tem o limiar da Justiça. É nesse limiar que vamos trabalhar, da legalidade e da Justiça. Não tem como tratar na moleza. A gente tem de ter um rigor adequado ao tamanho da responsabilidade que nos é ofertada. Eu conheço esse pensamento a meu respeito. Mas são as pessoas que não têm o compromisso do pensamento pleno, e isso acaba incomodando. A escolha é da pessoa. Se ela não quiser seguir o que a gente determina, vou suar os meios necessários para que ela se enquadre.
O que o senhor não tolera?
Vagabundo. Também não tolero nenhum policial que tenha má vontade. A gente aceita até o erro, às vezes por consequências naturais, agora errar propositalmente é intolerável.
O senhor vê necessidade de mudar algo na ROTA?
Não. Obviamente que cada comandante tem uma personalidade e isso faz parte da mudança. Se fosse para não mudar nada, não precisava ter a mudança (a troca de comando). Ninguém é dono da verdade 100%. O importante é analisar o contexto das coisas, discutir com os outros oficiais e, a partir disso, propor mudanças para melhorar a qualidade de serviço à sociedade.
Tivemos neste ano várias ocorrências que resultaram em prisões de agentes da ROTA, inclusive com um soldado suspeito de participação nas chacinas de OSASCO e BARUERI. Como reverter a imagem negativa da tropa, principalmente nas áreas periféricas?
Nossa instituição tem quase 200 anos. A ROTA tem 123 anos. São instituições sedimentadas, com valor, cultura, com ensinamentos que a própria história forneceu às pessoas de hoje e do futuro. Agora, a gente tem sub-culturas. E elas devem ser combatidas, principalmente a que vai contra a cultura. Ela ter de ser exterminada porque não agrega nada e coloca o policial na cadeia. Não é confortável ter um policial preso, principalmente numa situação como essas que a gente vem acompanhando. Infelizmente esse é o remédio para curar o problema. A lei não é diferente para ninguém e o nosso policial, às vezes, acha que talvez por "n" motivos, acreditando na demora da aplicação da Justiça, quer tomar iniciativa por conta própria. E o resultado nunca vai ser positivo. O soldado não tem de esperar o sargento para ser fiscalizado, o soldado fiscaliza o próprio soldado. Porque se um cometer um crime junto ao outro, ambos são prejudicados. Não estamos em uma profissão que permite qualquer acobertamento.
Defina o que é trabalhar na Polícia Militar para o senhor?
Isso aqui é um meio de vida, e não de morte. É um trabalho diferente. Não é um escritório, não é um comércio. É um sacerdócio. Eu não deixo de ser policial militar quando saio daqui e vou para casa. Se eu ver uma ocorrência acontecendo, tenho de atuar, moralmente e até pela função que eu exerço. Tenho de ter uma independência moral e ética, seja soldado, capitão, coronel.
Nas redes sociais percebemos que a população apoia os policiais da ROTA que matam bandidos, estando eles certos ou errados. O que o senhor pensa disso?
Essas pessoas têm uma admiração por conta da mesma sensação que eu tenho, que você tem. Às vezes a gente acha que a Justiça demora demais. E ninguém quer ser submetido à ação criminosa. Agora, normalmente essas pessoas enaltecem, mas não visitam o policial preso em uma ocorrência com um resultado de morte. E, às vezes, o policial estrapolou o limite da legalidade e acabou sendo condenado. E essa pessoa que fala que o bandido bom é o bandido morto, que tem de matar, ela é boa no verbo, mas na ação ela sequer vai visitar o policial.
É nesse sentido que o senhor fala do controle emocional elevado?
Sim, porque as pessoas aceleram o limite emocional dele. E nós não somos super heróis. Ninguém tem capa à prova de bala ou poder invisível. Somos policiais militares para servir a população no limite da lei. Eu não posso pedir para o meu policial extrapolar isso porque nem eu, nem o comandante geral, nem o governador, nem ninguém vai tirar a decisão do júri quando o PM é condenado. Quem mais paga é a família.
Como convencer a sociedade que a PM também é vítima desse sistema tão complexo?
A PM está presente nos 645 municípios do estado, 24 horas por dia. Nós temos várias ações comunitárias, todas positivas. mas em determinado momento o conflito, o combate com o marginal é no tiro, é na bala. E é difícil a gente querer resultado diferente da morte. Ou morre a polícia ou morre o ladrão. O ideal, nosso sonho de consumo, é, mesmo o ladrão oferecendo resistência, o marginal ser preso, mas só que não é assim. A gente lida com 110% de controle emocional da nossa tropa, porque o 100% muitas vezes não é suficiente.
A morte, então, faz parte da rotina do policial?
A morte não pode ser vista como uma coisa natural no nosso serviço. Temos civis no nosso convívio que falam que se fossem policiais, matariam. Esse cara não poderia, jamais ser PM porque ele seria preso. O resultado morte sempre será negativo. Por mais bandido que o bandido seja, por mais perigoso que ele seja. Não que ela não vá ocorrer, porque se um bandido reagir armado, o policial vai reagir armado para acabar com a ação dele. Eu não vou querer que o policial seja submetido a uma saraivada de tiros para pegar o ladrão vivo. El vai ter de se defender. Se o ladrão parar de atirar, ele para também e o prende. Agora, enquanto o caro estiver atirando, ele vai atirar. É a vida dele. Ele tem filho, ele tem mulher, ele tem mãe, que choram também. Se o bandido não para, ele faz o que? Reza? Mostra a língua? Ele não vai fazer isso.
O senhor acha que existem policiais da ROTA que saem do batalhão com o objetivo de matar nas ruas?
Eu acho que tem, mas graças a DEUS que sempre há alguém do lado que segura nesse controle e fiscalização horizontal. E, à vezes não é tão fácil a gente identificar.
Há um grupo de extermínio na ROTA ou na PM?
Não acredito que haja.
Quantos policiais da ROTA estão sendo investigados nesse momento?
Um pouco mais de 20 estão afastados. Alguns presos. Tem uma ocorrência com 14 presos. São agentes que estão fora do serviço operacional (das ruas), onerando a atividade polícia por conta de estarem recolhidos ao Poder Judiciário.
Qual é o efetivo da ROTA?
Se não me engano, 500. Por dia, trabalham 180, saindo de 45 a 50 viaturas todos os dias em horários diversos.
Esse número é suficiente?
É uma questão de difícil resposta. É obvio que quanto mais polícia, melhor.          

Proposta de aprimoramento de Ocupação e Uso do Mausoléu Ao Soldado Constitucionalista de 1932 e Atualização estatutária.

Quando
 Tue 22 de setembro de 2015 15:00-17:00 Sao Paulo
Onde
Sala de Reunião da DEC (mapa)
Calendário
Mario Ventura
Quem
Raquel Adriana Francischini / PMESP / BR - organizador
Mario Ventura - criador
Paulo Nadir de Góis / PMESP / BR
Reynaldo Simoes Rossi / PMESP / BR
EDSON LUIZ DE MORAES / edsonluiz / PMESP / BR
JOSE ROBERTO RODRIGUES DE ALCANTARA / jralcantara / PMESP / BR
Henrique Pereira De Souza Neto / PMESP / BR – opcional

Muito calor nesta manhã. Não consigo trabalhar bem em minha biblioteca. Uma notícia sobre o novo Comandante do 1º BPChq "TOBIAS DE AGUIAR", mais conhecido como batalhão da ROTA, chama-me a atenção. Transcrevo a sua entrevista em minhas memórias e a coloco em meu blog.
Depois do almoço, por  volta das 14 horas, MARINEI CHALUB vem me buscar para a reunião na Diretoria de Ensino e Cultura, com o CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI e seus oficiais. Comparece o Conselho Superior da Sociedade Veteranos de 32-MMDC: CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo; FERNANDO MORERNO, Presidente do Conselho Fiscal; Doutora MARIA LÚCIA CAMARGO, Diretora Jurídica. Vem da 1ª Seção do QCG o CAPITÃO PM YAMASHITA. O CORONEL PM REYNALDO também convidou o Diretor do Museu da PMESP, sediado no antigo CAES, na RUA JORGE MIRANDA. As discussões envolvem dificuldades com o Obelisco do Ibirapuera, onde não conseguimos trabalhar. A interrupção no que nossa secretária está fazendo é uma constante. Ela perde toda a concentração em torno do serviço que está executando e, vez por outra, estressada, tem crises, como a que aconteceu na última sexta-feira. Proponho, além de uma mudança estatutária consciente, tornando a Sociedade mais flexível para se trabalhar e a mudança da sede da Entidade. Muitas discussões paralelas surgem e a reunião vai terminar quando já passam das 17 horas. Definições a curto prazo não as temos. O CORONEL PM REYNALDO irá levar ao conhecimento do Cmt Geral e medidas saneadoras para as dificuldades no Obelisco irão ser tomadas. Um grande problema é o cinerário. Faltam nomes e não se sabe como a firma encarregada de construir os cinerários se portou. Muita coisa errada foi feita. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC nunca foi consultada durante todo o trabalho do restauro.
Saímos da reunião da DEC com a certeza de que alguma coisa deverá ser mudada. Do jeito que está é difícil trabalhar.
Dispenso MARINEI de ir ao Monumento amanhã, a fim de que ela possa organizar a grade das personalidades que deverão ser homenageadas no dia 2 de outubro, na data em que comemoraremos o 83º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32. Ela indo ao Monumento, não terá condições de elaborar essa listagem. Teremos inclusive uma reunião extraordinária da Diretoria Executiva e dos Presidentes de Núcleos e Comissões.   

André Vargas já foi vice-presidente da Câmara dos Deputados quando integrava os quadros do Partido dos Trabalhadores. Na ocasião, chegou não só a dividir uma mesa com Joaquim Barbosa, mas aproveitou o momento para repetir o gesto que seus amigos mensaleiros fizeram em forma de protesto quando enjaulados pelo trabalho relatado pelo ministro do STF. Hoje, mesmo com o deputado já expulso do PT, o juiz Sérgio Moro o condenou a 14 anos e 4 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro em cima de valores desviados na Caixa Econômica. Ele se torna assim o primeiro político condenado pela Lava Jato. Nada mais justo.

Dizem as más línguas que, o Satanista Michel Temer já não tem ajuda do céu e ainda tem 90% de rejeição do povo. Carimbada pelo ex-presidente Lula como uma espécie de ‘gerentona’ do Brasil, a ‘ex-guerrilheira’ Dilma Rousseff é do PT, partido líder da corrupção no ‘mar de lamas’ da Petrobras; Enquanto que Temer, é do PMSB, outro partido atolado até as ventas no mesmo ‘mar de lamas’ do assalto aos cofres da Petrobrás. Trocado em miúdos, o PT, da Dilma, e o PMDB, do Temer, são aliados um do outro, farinha do mesmo saco.
Na última pesquisa Ibope divulgada, em junho, ela tinha 9%, com margem de erro de dois pontos porcentuais. A popularidade de Temer varia de 7% no Sul a 12% no Nordeste; de 10% entre os mais pobres a 11% entre os mais ricos.
Além de Michel Temer, o Ibope pesquisou também as avaliações dos presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), segundo na linha de sucessão de Dilma, e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), terceiro na linha sucessória. Eduardo Cunha tem 11% de ótimo/bom e 40% de ruim/péssimo, enquanto que Renan Calheiros, 8% de ótimo/bom e 40% de ruim/péssimo. Os dois são ilustres desconhecidos para 26% e 25% da população, respectivamente.

Hoje foi o DIA MUNDIAL SEM CARRO. Mas bem que para milhares de paulistanos poderia ter sido chamado de "DIA MUNDIAL SEM TREM". Pois foi bem na data criada para incentivar as pessoas a usarem o transporte público que a LINHA 11 - CORAL da CPTM apresentou problemas e ajudou a estragar o início da manhã de uma multidão.
Por volta das 6:30 horas foi registrada uma falha em um trem que se aproximava da Estação ITAQUERA, na zona leste da capital, e os passageiros tiveram de andar pela linha.
A normalização só aconteceu duas horas depois, segundo a CPTM, mas, até lá, quem precisou enfrentar a LINHA 11 encontrou estações lotadas e reclamações.
"Bom dia para você que acha que o problema da mobilidade em SÃO PAULO é seu carro andar mais devagar", escreveu uma passageira no TWITTER. Aliás, as redes sociais foram aliadas e local para reclamação ao longo desta manhã.
"Se não bastasse levar mais de uma hora para conseguir embarcar, quando você consegue entrar no trem descobre que ele está com velocidade reduzida", afirmou outro usuário.
A internet foi local para publicação de fotos com estações cheias, principalmente a de GUAIANASES, também na zona leste. "Alguma coisa está errada por aqui, pois as duas plataformas estão lotadas e os trens sumiram", contou mais um internauta, sem saber que os trens estavam com circulação reduzida entre as estações GUAIANASES e ESTUDANTES.
Aliás, o problema da superlotação virou caso de polícia. A PM foi chamada para tentar evitar um tumulto ainda maior em GUAIANASES.
Segundo a CPTM, a composição desembarcou os usuários na Estação CORINTHIANS-ITAQUERA e teve de ir, em velocidade reduzida, para o pátio de manutenção. Por ser horário de pico, essa ocorrência acabou gerando maior intervalo entre os trens da LINHA 11 - CORAL e a circulação foi normalizada às 8:10 horas.
Passageiros também reclamaram de problemas na Estação BARRA FUNDA, da LINHA 3- VERMELHA, no começo da noite.
No Metrô, houve lentidão nas linhas AMARELA e AZUL. Foi um dia difícil para quem não tinha carro ou o deixou em casa, propositalmente.

Em oito dias, cinco unidades da FUNDAÇÃO CASA registraram fugas, resultando na escapada de 117 internos que cumpriam medida socioeducativa. E, se a coisa vai mal no interior dos prédios, não melhora muito do portão para fora, já que a polícia só recapturou 30 foragidos.
A falta de segurança nas unidades que abrigam os menores infratores, em tese, tem uma explicação. Em maio, a empresa responsável pela segurança e vigilância faliu. De acordo com a FUNDAÇÃO CASA, a partir de então, o controle dos internos passou a ser feito pelos próprios funcionários. Em nota, a instituição não confirmou se o problema ocorreu nos locais em que houve fugas nos últimos dias, apenas disse que "alguns centros socioeducativos estão sem o serviço prestado por vigilância patrimonial/externa.
A fundação também não informou o número de funcionários destacados para vigiar os centros após o rompimento do contrato com a empresa terceirizada, alegando "motivo de segurança".
O governador GERALDO ALCKMIN reconheceu o problema e disse que já solicitou ajuda à polícia para aumentar a segurança na FUNDAÇÃO CASA.
"Pedimos à Secretaria de Segurança Pública que em alguns locais em que a FUNDAÇÃO tem maior vulnerabilidade, (haja) uma presença maior da polícia, disse. Questionada pelo DIÁRIO sobre a data do início do policiamento nas unidades, a FUNDAÇÃO CASA disse que ainda não há previsão.
O presidente do Sindicato dos Funcionários da FUNDAÇÃO CASA, ALDO DAMIÃO ANTÔNIO, culpa a falta de efetivo pelas recentes fugas nas unidades. "Muitas vezes você tem cinco funcionários para 60 jovens. Deveria ter pelo menos 10", disse.
A última fuga aconteceu ontem, quando 33 fugiram na unidade 2 de GUAIANASES, na zona leste da capital. Quatro funcionários ficaram feridos. Eles foram levados ao Hospital Geral de GUAIANASES e liberados após atendimento.

A polícia apreendeu uma adolescente que assumiu a autoria de um crime até então cercado de mistério. No dia 8 de setembro, SUZANA PAULINO DOS SANTOS foi morta a facadas e golpes de martelo na casa da casa onde morava, no bairro CANTINHO DO CEU, na zona sul da capital.
A adolescente disse que era amiga da vítima, e que o ciúme teria motivado o crime na região do GRAJAÚ. De acordo com a polícia, a menor afirmou que SUZANA "era mais bonita e mais querida" pelos colegas na escola. As duas estudavam na mesma sala.
Segundo o portal R7, a amiga foi para a escola vestindo uma blusa da vítima no dia seguinte ao assassinato. Além disso, outros objetos de SUZANA foram encontrados na casa da suspeita.
A menina que cometeu o crime vai passar por uma avaliação psicológica. Ela teria escrito uma carta falando que queria matar outras pessoas, inclusive a própria mãe, informou o site.
No dia do crime, SUZANA passou mal na escola e foi buscada pelo avô, que a deixou em casa por volta das 16 horas. Quando a mãe da estudante chegou do trabalho, sem as chaves, chamou pela filha para que abrisse o portão, mas não foi atendida e decidiu procurá-la em casas de amigas. Como não encontrou a garota pela vizinhança, a mãe voltou para casa e aguardou a chegada da filha mais velha.
Ao chegar, a irmã de SUZANA abriu a porta e encontrou a menina caída no chão da sala, com marcas de facadas e marteladas na cabeça.

Moradores de um prédio de alto padrão em MOEMA, na zona sul da capital, viveram uma manhã de pânico hoje, quando bandidos promoveram um arrastão no edifício localizado na Avenida DIVINO SALVADOR.
De acordo com os moradores em depoimento à polícia, o assalto coletivo começou por volta das 7 horas e foi praticado por ao menos cinco homens, sendo que dois deles estavam armados - um ficou em um carro na frente do prédio e os outros quatro entraram.
Conforme disse um porteiro, que ficou com uma arma apontada na cabeça por cerca de duas horas, os ladrões entraram quando chegaram jornais na portaria. Na ação, os bandidos abordavam as vítimas conforme elas saiam do elevador. As pessoas eram levada para o subsolo, onde acabaram amarradas.
No assalto, cinco dos luxuosos apartamentos do prédio foram roubados. Os ladrões procuravam dinheiro e jóias, não se importando com objetos como telefones celulares, por exemplo.
Câmeras de segurança foram depredadas e as gravações da central de monitoramento foram levadas pelos assaltantes.
A polícia foi acionada quando um dos moradores conseguiu soltar a corda, mas os bandidos conseguiram fugir - não foi revelado o quanto foi roubado ao todo pela quadrilha.
A única pessoa agredida foi o porteiro rendido na chegada dos ladrões. Segundo contou, ele levou um soco no estômago. "Eles estavam nervosos e acho que havia ao menos dois carros lá fora, um deles era prata", disse o funcionário do prédio.
Segundo o porteiro, ele e um colega que estavam na guarita foram jogados no chão - o seu colega acabou levado depois para o subsolo com os moradores.

Uma garota de 14 anos sofreu um disparo no olho durante esta tarde, no PARQUE BRISTOL, zona sul da capital. O tiro teria sido acidentalmente, pelo próprio primo da vítima. Segundo o boletim de ocorrência, ANTÔNIO DA SILVA RIBEIRO, de 25 anos, havia tirado o revólver garrucha calibre 12 da caixa de ferramentas em que o guardava.
Enquanto manuseava a arma, segundo o seu depoimento, disparou sem querer contra a menina, que estava ao seu lado.
"Segundo o depoimento que o indiciado nos deu, ele estaria com medo de um homem e, por isso, adquiriu irregularmente a arma", afirmou o delegado titular do 83º DP (PARQUE BRISTOL) CLÓVIS FERREIRA DE ARAÚJO.
De acordo com ele, o revólver seria de baixa qualidade, o que causou o acidente. "Ouvimos a mãe da menina, e ela informou que realmente o sobrinho atirou, mas a sua filha (a vítima) e ANTÕNIO sempre tiveram uma boa relação e ele era uma pessoa querida na família", explicou. "Por isso acreditamos que foi acidental mesmo".
A vítima foi encaminhada ao pronto socorro de um hospital no PARQUE BRISTOL e não corre o risco de morrer. Mesmo assim, segundo o delegado, é grande a chance de ela perder a visão no olho acertado.
ANTÔNIO DA SILVA RIBEIRO foi indiciado inicialmente por lesão corporal, mas precisou continuar preso. "Como ele não tinha licença para o porte de arma, que foi fabricada artesanalmente, e ocorreu o disparo, e esse crime é inafiançável, está preso ainda", concluiu o delegado.   

Nunca antes ha história desse país o dólar custou tão caro. A moeda norte-americana fechou o pregão, hoje, na maior cotação desde a criação do PLANO REAL, em 1994, ultrapassando a barreira dos quatro reais. No câmbio comercial chego a 1,80%, cotado a R$4,052 para compra e R$4,054 para venda. Na máxima do dia, a divisa encostou em R$4,07, atingindo R$4,068. Foi a quarta valorização consecutiva da moeda norte-americana frente ao real. Até então, o recorde para o fechamento do dólar havia sido os R$3,990 registrados em 10 de outubro de 2002. Naquela ocasião, semanas antes do segundo turno das eleições presidenciais, os investidores do mercado financeiro temiam as implicações da possível vitória do candidato do PT, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

O governo enviou ao Congresso Nacional, hoje, parte das medidas propostas na última semana para cortar gastos e aumentar receitas. O pacote fiscal traz, como já foi anunciado, a ressurreição da CPMF, o famoso imposto do cheque. A cobrança proposta é de 0,2% sobre dada transação bancária. Todas as pessoas que têm conta em banco seriam afetadas. A aprovação do novo tributo, no entanto, é muito difícil, segundo até o próprio governo, que vê no PMDB e em alas do PT resistência à cobrança. Além disso, a industria faz uma campanha contra a volta da CPMF.
A agência de classificação de risco MOODY´S disse que a CPMF, "talvez não seja a solução mais eficiente, mas é possivelmente a única solução".
Também foi publicada a medida provisória que aumenta progressivamente o Imposto de Renda da Pessoa Física que incide sobre ganhos de capital, sobretudo a venda de imóveis. Para quem lucra até um milhão de reais, o imposto continua o mesmo, 15%. Na faixa que exceder R$1 milhão, a alíquota é de 20% e, de R$5milhões a R$20 milhões, 25%. Para ganhos de capital acima desse valor, a taxação é de 30%. No caso do IR, a medida provisória entrou em vigor no momento em que foi publicada, ou seja, hoje.
Também está no pacote a extinção do abono permanência, bônus dado a servidores federais que optam por continuar trabalhando após atingir todas as condições para a aposentadoria.

O lobista FERNANDO ANTÔNIO GUIMARÃES HOURNEAUX DE MOURA fechou acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal ontem. Ele é acusado de ter se associado ao ex-ministro da Casa Civil, JOSÉ DIRCEU, para obter vantagens ilícitas em contratos da PETROBRÁS. A delação deve complicar ainda mais a situação do petista na OPERAÇÃO LAVA JATO. DIRCEU foi denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa e está preso desde 3 de agosto. MOURA é um dos denunciados pelo MPF, ao lado do petista. Segundo a denúncia, o ex-ministro recebeu 11,8 milhões de reais em propinas de quatro empresas.

O ex-deputado do PT ANDRÉ VARGAS foi condenado a 14 anos e quatro meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela Justiça Federal. Na mesma ação, LEON DENIS VARGAS ILÁRIO, irmão do ex-deputado, foi condenado a 11 anos e 4 meses e o publicitário RICARDO HOFFMANN a 12 anos e 10 meses. O juiz SÉRGIO MORO manteve a prisão preventiva de VARGAS e do publicitário e afirma, na sentença, que há indícios de envolvimento do petista em pelo menos mais três crimes e que ele já é réu em outra ação penal. VARGAS deixou o PT quando se viu envolvido na LAVA JATO, por ter intermediado negócios do doleiro ALBERTO YOUSSEF no Ministério da Saúde.

O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, abriu dois inquéritos para investigar o ministro-chefe da CASA CIVIL, ALOIZIO MERCADANTE, e o senador ALOYSIO NUNES, suspeitos de terem cometido crime eleitoral da falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Os indícios contra os dois surgiram a partir de depoimentos prestados em delação premiada pelo empreiteiro RICARDO PESSOA. As investigações foram abertas a pedido do procurador-geral da República, RODRIGO JANOT. Também por recomendação do procurador, o ministro manteve os casos em sigilo, porque os depoimentos de PESSOA ainda não podem ser divulgados. Por não terem direito a foro especial, o ministro encaminhou à primeira instância do Judiciário indícios contra o ex-tesoureiro de campanhas petistas JOSÉ DE FILIPI JÚNIOR, o ex-deputado VALDEMAR DA COSTA NETO e o ex-ministro da Comunicações HÉLIO COSTA, também delatados por PESSOA. FILIPI foi tesoureiro da campanha de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA à reeleição em 2006 e da campanha de DILMA ROUSSEFF em 2010. Assim como VALDEMAR, será investigado na Justiça Eleitoral de SÃO PAULO. HÉLIO COSTA será alvo da Justiça Eleitoral de MINAS GERAIS. Ministro e Senador negam os crimes.

Depois de idas e vindas num processo que se arrasta há meses, o Conselho de Estado da ITÁLIA decidiu, hoje, estraditar o petista HENRIQUE PIZZOLATO para o BRASIL. O ex-diretor de marketing do BANCO DO BRASIL condenado no mensalão deve cumprir pena no Presídio da PAPUDA, em BRASILIA.
A missão da Polícia Federal informou hoje que viajaria à ITALIA para buscar o mensaleiro assim que a decisão fosse comunicada oficialmente ao Ministério das Relações Exteriores.
PIZZOLATO, que teria recebido ao menos R$336 mil do esquema, fugiu dem 2013 do BRASIL com um passaporte italiano falso no nome do irmão, CELSO, morto em 1978. O ex-diretor foi preso em MARANELLO, em fevereiro de 2014. Cidadão italiano, ficou preso até outubro. Solto pela Justiça italiana, voltou a ser detido em fevereiro deste ano.

Em sua última missa durante a visita a CUBA, o PAPA FRANCISCO pediu hoje para os fiéis estenderem pontes e semearem a reconciliação. FRANCISCO ressaltou que a fé dos cubanos segue viva apesar das "dores e penurias". A celebração ocorreu no SANTUÁRIO DA VIRGEM DA CARIDADE, perto da cidade de SANTIAGO DE CUBA, poucas horas antes de o pontífice embarcar para os ESTADOS UNIDOS. "A alma do povo cuban (...) foi forjada entre dores, penúrias que não conseguiram apagar a "fé", disse FRANCISCO, na presença do presidente cubano, RAÚL CASTRO.

As polícias da ESPANHA e FRANÇA capturaram hoje os dois líderes do movimento separatista basco ETA, enfraquecendo mais ainda o grupo que anunciou em 2011 uma pausa indefinida em sua campanha de violência. IRATXE SORZABAL, de 43 anos, e DAVID PLA, 40, foram presos em uma casa na cidade francesa de SANT-ETIENNE-DE=BAIGORRY. O grupo busca estabelecer um território independente basco no norte da ESPANHA e sual da FRANÇA.

As projeções da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico para a crise migratória na EUROPA são alarmantes. Em seu relatório anual sobre migração, divulgado hoje, a organização estima que a EUROPA vai registrar neste ano mais de um milhão de pedidos de asilo e concederá entre 350 mil e 450 mil autorizações, um recorde nos últimos 70 anos. Sem solução para guerras e desastres nos países de origem dos refugiados, a migração não vai diminuir. A crise é a mais heterogênea já enfrentada pela EUROPA, dada a variedade dos países de origem. O relatório indica que entre 20% e 40% das populações de países pobres ou em conflito emigram, o que coloca a prova um dos pilares fundamentais da UNIÃO EUROPÉIA, o princípio de fronteiras abertas.
No ano passado, foram registrados 630 mil pedidos de asilo. Nos oito primeiros meses deste ano, cruzaram nas fronteiras européias mais de meio milhão de imigrantes, quase o dobro do mesmo período do ano passado.
Se a ALEMANHA receber os 800 mil estimados para solicitar asilo em seu território, sua população aumentaria em 1%, um recorde histórico entre os 34 países integrantes da OCDE.
"Nós calculamos que, no total, no final do ano, serão um milhão de refugiados na EUROPA", afirmou STEFANO SCARPETTA, chefe de emprego, trabalho e assuntos sociais da OCDE.
A organização ressalva que, se for bem administrada, a onda migratória trará benefícios econômicos e sociais aos países que acolhem os refugiados. Segundo a OCDE, a EUROPA está mais bem preparada para a crise agora. E o nível educacional dos refugiados é mais alto do que em épocas anteriores.

Faltando pouco mais de um mês para as eleições presidenciais da ARGENTINA, em 25 de outubro, o candidato kirchnerista DANIEL SCIOLI, apresentou seu programa de governo e prometeu redução de inflação sem sacrificar a economia. "Alcançaremos gradualmente uma inflação de um dígito, mas nunca com uma política de ajuste", disse SCIOLI, que segue com chances de ser eleito em primeiro turno, pois ampliou a vantagem sobre o prefeito de BUENOS AIRES, MAURÍCIO MACRI, principal opositor.     


2 016     :     -      QUINTA-FEIRA
O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO publica uma reportagem de NETO DEL HOYO, com o título MAIORIA DA BANDA PODRE RESPONDE POR HOMICÍDIO. Dos 129 PMs presos entre janeiro e julho de 2016, 34 são acusados de assassinato. Para ouvidor da polícia, violência está institucionalizada na corporação. Já para ex-comandante, números são “positivos”.
Dos 129 policiais militares presos no Estado nos primeiros sete meses deste ano, 43 (ou 33%) foram parar no Presídio Militar ROMÃO GOMES, acusados de homicídio (34) ou lesão corporal (9) – quando há intenção de machucar o agredido. Os dados foram obtidos junto à Secretaria de Segurança Pública via Lei de Acesso à Informação pelo site.
Comparado com o mesmo período do ano passado, houve aumento de 4% no total de militares atrás das grades. já que de janeiro a julho de 2015 foram 124 presos.
Para o ouvidor da PM, JÚLIO CÉSAR FERNANDES NEVES, o aumento (cinco a mais do que em 2015) e o percentual de crimes relacionados a homicídios e lesão corporal mostram que a polícia não deixou de ser violenta. “Tem uma parcela da polícia que retrata a violência, não só nesses números, mas em outros casos pontuais. Vimos isso em manifestações, por exemplo”, destacou.
NEVES ressaltou o trabalho da Corregedoria da PM, responsável pela análise, investigação, solução ou encaminhamento de denúncias de crimes e também infrações administrativas praticadas por policiais militares. “A Corregedoria está sempre atenta no que se trata a violência.
Porém, para o ouvidor, o problema está na conclusão dos casos. “A gente deixa a desejar no pequeno número que vai até o plenário do Júri. São poucos os que chegam lá e pouquíssimos são condenados. Existe, sim, uma impunidade muito grande. Essa é uma realidade. Muita gente, inclusive jurados, adere àquela frase que “bandido bom é bandido morto”. Não é assim, muitos inocentes são mortos”.
Para o ex-comandante da PM e hoje deputado estadual CORONEL PM ALVARO BATISTA CAMILO, o levantamento do “FIQUEM SABENDO” não é negativo e demonstra a preocupação da instituição em se manter sadia, excluindo da corporação os maus policiais.
“Pior bandido é o bandido de farda. Portanto, longe de ser um problema, isso é um trabalho importante para manter qualidade. Todo policial bom admira o serviço da Corregedoria. É um trabalho de saneamento interno, que não tem receio de cortar na própria carne, deixando só os que estão comprometidos com a sociedade. E, dentro de quase cem mil policiais, esse número (129) é irrisório”, defendeu CAMILO.   

Vamos almoçar no NOVOTEL nesta quinta-feira. MARINEI CHALUB vem me buscar por volta das 11 horas. O vice-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e o Presidente do Conselho Fiscal, FERNANDO MORENO, também comparecem no NOVOTEL. A pedido do Diretor do jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, JOÃO CARLOS DIAS, que proporciona esse encontro, vamos condecorar o desembargador MARIO DEVIENNE FERRAZ, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. É uma surpresa que se faz a essa autoridade, homenageada pelo JOÃO CARLOS DIAS. A esse almoço comparecem também os CORONÉIS PM AUDI ANASTÁCIO FÉLIX, ADILSON LUIZ FRANCO NASSARO, MARCELINO FERNANDES DA SILVA e SARDILLI.
Os juízes SÍLVIO HIROSHI OYAMA (Presidente do Tribunal de Justiça Militar), PAULO ADIB CASSEB, FERNANDO PEREIRA; JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA,
Após o almoço, vamos para o MUSEU MILITAR. Estamos preocupados com a solenidade programada para OSASCO, amanhã, no CPA/M-8, com telefonemas dados a respeito da condução. A idéia é almoçarmos antes da solenidade de entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. 
Recebo um telefonema do Coordenador do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, ADOLFO SAVELLI, convidando para jantar com ele no dia 28 de setembro o PEDRO PAULO PENNA TRINDADE e o CORONEL PM VENTURA. Quer estudar o roteiro para um evento que acontecerá no CLUBE PAULISTANO em 4 de outubro, abordando aspectos da Revolução Constitucionalista de 1932.
CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES comparece nesta tarde no Museu Militar. Converso com o CORONEL PM FALCONI, Superintendente da Caixa Beneficente, indicando o CORONEL PM MENDES para ser condecorado com a MEDALHA DO CENTENÁRIO da Caixa.  
O CORONEL PM MENDES fica contente com a indicação. A outorga da Medalha acontecerá no dia 28 de setembro, no auditório do COPOM. Combino com a MARINEI a nossa ida a OSASCO, amanhã. Teremos uma solenidade de entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, proporcionada pelo CPA/M-8.

O juiz Sergio Moro decidiu há pouco revogar o mandado de prisão contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. A questão se deu em decorrência do fato de o ex-ministro ter sido preso no dia em que acompanhava a mulher numa cirurgia no Hospital Albert Einstein, na capital paulista.
Escreveu o juiz em seu despacho: “Com base nesses fatos e para preservar as buscas e apreensões, acolhi pedido do MPF para decretação da prisão temporária dele e de outros investigados. Sem embargo da gravidade dos fatos em apuração, noticiado que a prisão temporária foi efetivada na data de hoje quando o ex-ministro acompanhava o cônjuge acometido de doença grave em cirurgia”.
E prossegue: “Tal fato era desconhecido da autoridade policial, MPF e deste Juízo. Não obstante, considerando os fatos de que as buscas nos endereços dos investigados já se iniciaram e que o ex-ministro acompanhava o cônjuge no hospital e, se liberado, deve assim continuar, reputo, no momento, esvaziados os riscos de interferência da colheita das provas nesse momento. Procedo de ofício, pela urgência, mas ciente de essa provavelmente seria também a posição do MPF e da autoridade policial”. Moro ressalta que a decisão se dá sem prejuízo das demais medidas e a avaliação de medidas futuras.
Os agentes federais pretendiam prender o ex-comandante da Fazenda na casa dele, em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, mas no local só estava o filho de Mantega, que é menor de idade. Por isso, seguiram para o hospital. Chegando lá, entraram em contato com o ex-ministro por telefone e ele se apresentou espontaneamente na portaria do edifício. Em seguida, Mantega e os policiais foram até o apartamento, onde foi cumprido o mandado de busca e apreensão. A PF informou que, tanto na casa de Mantega, quanto no hospital, o procedimento foi “discreto, sem qualquer ocorrência e com integral colaboração do investigado”.
A Arquivo-X, como foi batizada essa nova ação, apura irregularidades em dois contratos assinados entre a Petrobras e o consórcio Integra Offshore, formado pela OSX e Mendes Júnior, para a construção das plataformas P-67 e P-70 para a exploração das reservas do pré-sal. Segundo a investigação, em meados de 2012, Mantega negociou com as empresas contratadas pela estatal para repassar recursos para pagamentos de dívidas de campanha. Entre as suspeitas de crimes, estão a prática de corrupção, fraude em licitações, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O ex-comandante da Fazenda foi citado em depoimento prestado pelo empresário Eike Batista, ex-presidente do Conselho de Administração da OSX, ao Ministério Público Federal (MPF). Segundo Eike, ele recebeu, em novembro de 2012, um pedido de Mantega, que era presidente do Conselho de Administração da Petrobras, para que fizesse um pagamento de 5 milhões de reais para o PT.
Conforme revelou VEJA, Mantega também foi citado na proposta de delação premiada do marqueteiro João Santana e de sua esposa Mônica Moura. De acordo com o casal, o ex-comandante da Fazenda foi designado pela ex-presidente Dilma Rousseff para cuidar da arrecadação do caixa dois da campanha de 2014 junto aos empresários. O nome da operação é uma referência à empresa OSX, de Eike, que costumava batizar as suas companhias sempre com a letra “X”, um sinal de multiplicação de riquezas, segundo ele. (Conteúdo Veja).

O ex-presidente Lula (PT) criticou a 34° fase da Lava Jato que culminou com a prisão preventiva do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira (22). Segundo o petista, depois do que ele chama de "devassa" no seu partido, Ministério Público, Polícia Federal, o juiz Sergio Moro e a imprensa terão que lhe "pedir desculpas".
"Foram buscar o Guido dentro da sala de cirurgia da sua mulher que está com um câncer, para depois com a maior desfaçatez dizer que não sabia que ela estava com câncer. Sabiam, a pessoa não está numa sala de cirurgia para fazer maquiagem", criticou, durante discurso esta noite, no Recife.
A nova etapa da Operação Lava Jato, deflagrada há dez dias das eleições municipais, tem para Lula, a intenção de criminalizar o PT e atrapalhar a eleição de seus candidatos. Pela manhã, em Fortaleza, o ex-presidente chegou a rebatizar a fase chamada de Arquivo X, de "Boca de urna".
"Querem destruir o PT porque nós fizemos em menos de 20 anos o que eles não fizeram em cinco séculos. Mas não se preocupem, eu estou tranquilo.


xxxxx

Nenhum comentário: