quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PAI HERÓI - POR ISAAC CARREIRO FILHO





PAI HERÓI
Mais do que nunca, não basta ser pai, tem que participar.                   Por Isaac Carreiro Filho
No Brasil, o Dia dos pais é comemorado no segundo domingo de agosto, mas o seu dia são todos os dias do ano. Ser pai não basta fazer, tem que cuidar, e cuidar está ficando cada vez mais difícil atualmente. Muitas vezes o homem é pai por acaso, não tendo sido adequadamente preparado para assumir o controle da situação por ainda não ter o toque de pai. Procuram-se super-heróis (editora Leya), aventureiros como Robin Hood. As pessoas querem a volta de Sherlock Holms, alquímicos no lar e você é uma pessoa comum. O verdadeiro herói é aquele que assume a sua função, muitas vezes silente, no seu dia a dia, na sua lida anônima e contributiva.
Não sois máquina! Homens é que sois!  (Charles Chaplin)
OS DEZ MANDAMENTOS DOS PAIS E EDUCADORES
1- Os pais não briguem nem discutam na frente dos filhos.
2- Tratem todos os filhos com igual afeto. Quanto possível, evitem o filho único que, muitas vezes se torna adulto problema.
3- Nunca mintam a uma criança.
4- Sejam os pais intimamente afetuosos e atenciosos um com o outro, incutindo nos filhos, com a sua presença, uma personalidade equacionada.
5- Haja confiança e certa camaradagem entre pais e filhos, incutindo neles responsabilidade para a vida.
6- Os pais recebam bem os amigos dos seus filhos, mas, não permitam gastos inúteis e além de suas mesadas.
7- Não repreendam e nem castiguem uma criança na presença de outros, indicando sempre o motivo do castigo.
8- Notem e encorajem as qualidades dos filhos e não salientem seus defeitos.
9- Respondam sempre as perguntas dos filhos conforme as exigências de sua idade.
10- Mostrem sempre aos filhos o mesmo afeto e o mesmo humor sem demonstrar demasiada preocupação.
Fonte: “Família, Santuário da Vida” - http://goo.gl/SSCXe

O LEGADO – Antigamente, o maior legado que um pai deixava para a sua prole era a herança de bens móveis e imóveis. Atualmente, o maior legado é a educação, a liberdade de escolha com responsabilidade. Só para se ter uma ideia, os gastos do pré até a faculdade totalizam algo em torno de 250 a 300 mil reais, equivalente ao preço de um imóvel ou automóvel e luxo. Ao final, os meus gastos totalizarão aproximadamente 1 a 1,2 milhões de reais, fora o tempo, o carinho e a dedicação. Espero que um dia o meu filho mais velho e as meninas saibam valorizar a minha decisão em optar pelos seus estudos ao invés de acumular patrimônio, posto que, com uma profissão, poderão escolher melhor os seus caminhos. Conheço pais que optaram pelo patrimônio e a sua prole tem pouco estudo e exercem profissões modestas. Não tenho ouro nem prata, tenho poucos bens materiais, mas a educação sempre foi priorizada lá em casa. A escolha é um grande desafio para os pais e somente o futuro poderá responder por meio de resultados.
OS SUPER HERÓIS - Quem são os super-heróis mais poderosos da terra? Os vingadores: Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Viúva negra, Thor, Gavião Arqueiro, Visão, Feiticeira Escarlate, Falcão, Máquina de Combate. Onde fica o seu pai? Matei inúmeros insetos por vingança para defender os meus filhos. Eles achavam aquilo o máximo. Teste seus conhecimentos sobre o seu pai e dialogue mais com ele.
HERÓI VENCEDOR – “Se eu fosse descrever um herói, falaria do caçula de seis irmãos de uma família simples do Piauí. Menino sapeca, cheio de energia. Fazia de suas brincadeiras grandes aventuras. Aos 15 anos, foi morar na Casa do estudante Pobre de fortaleza, sustentado pelo irmão mais velho. Que chances teria este menino de se tornar um super-herói? Criativo e esperto, não poupava esforços para driblar as dificuldades da vida. Certa vez, precisava de um tratamento dentário, mas não tinha dinheiro. Foi ao consultório do dentista e viu uma velha máquina de escrever, estragada, num canto. Ofereceu consertá-la em troca do tratamento. O dentista aceitou sem ao menos desconfiar que o jovem nunca tinha visto uma máquina daquela. Determinado, desmontou e limpou todas as peças cuidadosamente. Estudou seu funcionamento e remontou a máquina todinha. Satisfeito com os dentes tratados, sorria orgulhoso ao contar esta história e ria ao lembrar de dois parafusos que sobraram, sem função.
Muito estudioso, era movido por um grande sonho: servir ao Exército. Dono de um patriotismo entusiasta ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras. Sua foto está num grande quadro, eternizada em uma das paredes da AMAN. Prova de tantos momentos ali vividos, de tanta dedicação e de um sonho realizado.
Sim, ainda falo do mesmo menino magricela do Piauí, que por lá corria de um lado para o outro com os pés descalços e que um dia o tornariam atleta. Competia 100 metros com barreiras e fez todos os esportes de que gostava. Lutou boxe, fundou um time de futebol e foi campeão de esgrima, premiado com um curso em Fontainebleau, na França.
Apaixonado por aviação se tornou observador aéreo e paraquedista. Fundou o primeiro Clube de Ultraleve do Paraná. E como nunca poupou habilidades, montou um avião Piper, sozinho no quintal de casa. Tamanha a sua competência, o avião de fato levantou voo, para delírio dos amigos e orgulho da família!
Ah, a família! Ele também constituiu a sua. Casou-se e teve três filhas. Dentro de sua casa, definitivamente, se consagrou herói. Sempre brincalhão, carinhosos e amigo, não demorou para conquistar o título máximo de melhor pai do mundo!
Chegou a tenente-coronel do Exército, se formou em Economia, foi professor universitário por 40 anos, professor de oratória e palestrante. Fez doutorado em Teologia e fundou a Igreja Evangélica Jesus de Nazaré, essencialmente assistencial, para cuidar de 60 crianças carentes de uma das áreas mais pobres de Curitiba. Um grande homem, um grande realizador, que soube usar sua liderança para fazer o bem, sem ver a quem.
Se eu fosse descrever um herói, falaria do meu pai: José Evane Duta, o menino do Piauí. O herói vencedor!”  (Artigo publicado em 2011, jornal O Dia, RJ, por Dig Dutra).
Disponível em http://caixadeovelhas.blogspot.com.br/2011/08/heroi-vencedor.html           
POSSÍVEIS TEMAS DO ENEM 2016 – Provas nos dias 5 e 6 de novembro.

1) Endemias: Com os constantes casos de doenças virais atualmente no Brasil e no mundo, esse pode ser um tema bem provável do Enem 2016.
2) Consumo e sustentabilidade: Com a grande preocupação com o consumo consciente e a sustentabilidade esse pode ser o tema da redação do Enem 2016.
3) Agropecuária e impactos ambientais: Como é um tema bem discutido pela sociedade pode estar presente com tema do exame desse ano.
4) Avanços Tecnológicos: Com os atuais avanços na tecnologia é um tema possível a ser discutido na prova do Enem 2016.
5) Redes Sociais: Com os avanços das redes sociais e a crescente adesão por parte dos brasileiros é possível que o tema da redação do Enem seja sobre as redes sociais e seus impactos na vida e no cotidiano da população.
6) Questões ligadas aos direitos das crianças: Os temas ligados aos direitos humanos sempre é um dos preferidos pelo Enem.
7) Questões étnicas raciais: É um tema de direitos humanos que também é discutido pela sociedade atual.
8) Mudanças climáticas: O tema pode estar presente nas provas e redação do Enem 2016.
9) Geração de Energia: O tema também é assunto na sociedade e tem grande chance de ser o tema da redação.
10) Globalização e suas consequências: Na situação em que vivemos atualmente esse tema é de grande relevância.
11) Avanços científicos: Com os últimos avanços científicos esse pode ser o tema da redação do Enem 2016.
12) Movimentos Sociais: É um tema sempre atual na sociedade moderna, e pode ser o tema discutido pela redação do Enem.
13) Olimpíadas: Com os jogos no Brasil em 2016, esse pode ser o tema pedido na redação.
14) Redução da maioridade penal: Também pode ser o tema escolhido para 2016.
15) Mobilidade urbana: Com as grandes metrópoles em constante caos devido à dificuldade de locomoção, esse pode ser o tema.
16) Violência: Com as crescentes taxas de crimes e violência, esse tema é bem discutido pela população, e pode ser o tema proposto da prova.
17) Recursos hídricos: Com a recente crise da água no país esse pode ser um tema proposto, já que a sociedade começa a sentir o impacto e a conscientização da preservação dos recursos hídricos e naturais.
18) Liberdade de expressão: Com uma sociedade cada vez mais com liberdade de expressão através de muitos meios de comunicação é possível que esse seja o tema da redação.
19) Maus tratos de animais: Com a mudança da lei que deixa mais rigorosa a pena para quem pratica maus tratos aos animais, esse se torna um possível tema para a prova.
20) Igualdade de gênero: é um tema muito discutido pela sociedade, e pode ser o tema escolhido para o Enem 2016.
Disponível em: http://enem2016.biz/20-possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2016/

Nenhum comentário: