domingo, 9 de outubro de 2016

4 DE OUTUBRO DE 2016 - TERÇA-FEIRA

NO CLUBE PAULISTANO, EM 4 DE OUTUBRO DE 2016, A SECRETÁRIA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, MARINEI CHALUB, CONDECORA DONA TEREZINHA COM A MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.

DIA       QUATRO       DE       OUTUBRO       DE       2 016     -      TERÇA-FEIRA.
79 anos, nove meses e 7 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
88º DIA DO ANO 67º
58 anos e 122 dias na PMESP
57 anos e 234 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 892 dias – 498 280 horas.
53 anos e 27 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 205 dias no Posto de Coronel – 342 meses e 21 dias.
5 anos e 89 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 955 dias CORONEL - 24 anos e 295 dias na reserva.
11 049-662 228                        10 955-256 688                               10 690-607 280.

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS
DIA UNIVERSAL DA  ANISTIA
DIA DO BARMAN
INDEPENDÊNCIA  DO  LESOTO
DIA DO POETA
DIA DO  RÁDIO  INTERAMERICANO
DIA INTERNACIONAL DA ECOLOGIA
DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
DIA DA NATUREZA
DIA GLOBAL DO VOLUNTARIADO

Aprendemos a voar com os pássaros, a nadar com os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos.
                                                                MARTIN  LUTHER  KING

“QUANTO MAIS CONHEÇO OS HOMENS, MAIS ADMIRO OS CÃES”.
Há muito a aprender com todos os animais. Por que o Criador – “de todos os mundos e de todas as coisas”, como escreveu VOLTAIRE – não nos dotou, a todos, das mesmas qualidades de organização, respeito, solidariedade, lealdade, sinceridade, desambição e tudo mais que faria a nossa espécie mais feliz ?

A vida de SÃO FRANCISCO DE ASSIS foi pautada pelos ensinamentos de JESUS CRISTO. Filho de uma família rica de italianos, o santo abriu mão de tudo pois acreditava que a pobreza era o caminho da salvação.  Fundou a ORDEM DOS FRADES MENORES, que em pouco tempo se transformou numa das maiores da cristandade. Só em 29 de novembro de 1999, o PAPA JOÃO PAULO II proclamou SÃO FRANCISCO como “padroeiro dos cultores da ecologia”.
SÃO FRANCISCO morreu em 3 de outubro de 1226. Nasceu em ASSIS, na ITÁLIA, em 1181.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
SENHOR,
Fazei-me instrumento de Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ò MESTRE,
Fazei com que eu procure mais consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se  é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
 
515 a. do RIO SÃO FRANCISCO, descoberto no dia 4 de outubro de 1501. A expedição comandada pelo navegador AMÉRICO VESPÚCIO chegou à foz de um enorme rio. Os índios o chamavam de OPARÁ (“rio-mar” em tupi-guarani) Os exploradores o batizaram de RIO SÃO FRANCISCO, já que era dia do santo. Com 3.163 quilômetros, o SÃO FRANCISCO é o terceiro maior rio brasileiro.
347 a. falece HARMENSZOON VAN RIJN REMBRANDT, pintor holandês, em 4 de outubro de 1669.
223 a. nasce o BRIGADEIRO RAPHAEL TOBIAS DE AGUIAR. Nasceu no dia 4 de outubro de 1793. Alistou-se no Regimento de Milícias, em SOROCABA, chegando ao posto de CORONEL. Em 1821, armou e equipou, à sua custa, mais de cem homens, que seguiram para o RIO DE JANEIRO, a fim de combater as tropas portuguesas contrárias à independência do BRASIL, por ocasião do “FICO”. Membro do Conselho de Governo da Província de SÃO PAULO, em 1826 e seu presidente, em 1829. Deputado Geral (1830/37 e  1845/48). Presidente da Província de SÃO PAULO (1831/35 e 1840/41). Participante da REVOLUÇÃO LIBERAL em 1842, sendo preso e recolhido à FORTALEZA DE LAGE, no RIO. Anistiado em 1844. Durante os seus dois governos emprestou aos cofres públicos dinheiro sem cobrar juros. Durante sua gestão construiu a estrada entre SÃO PAULO e SANTOS. Incentivou a imigração. Mandou proceder a reparos e construir diversas estradas, entre elas para CURITIBA. Desposou DOMITILA DE CASTRO CANTO E MELLO, a MARQUESA DE SANTOS, em 1842. No seu primeiro governo, o BRIGADEIRO TOBIAS DE AGUIAR criou uma força policial –1831– que hoje é a POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Faleceu no navio PIRATININGA, em viagem entre SANTOS e o RIO DE JANEIRO, no dia 7 de outubro de 1857.   
190 a. da promulgação da Constituição Federal do MÉXICO, pelo Congresso, em 4 de outubro de 1824. O país era dividido em 19 Estados e 4 Territórios.
175 a. nasce PRUDENTE JOSÉ DE MORAES BARROS em ITU, no dia 4 de outubro de 1841. Falece em Piracicaba, em 3 de dezembro de 1902. Foi o primeiro presidente civil da República brasileira. Tomou posse em 15 de novembro de 1894, tendo como preocupação inicial pacificar as duas facções divididas em dois extremos: os adeptos do governo forte de FLORIANO PEIXOTO e os saudosistas monárquicos.
157 a. nasce CLÓVIS BEVILACQUA em 4 de outubro de 1859. Falece em 26 julho 1944.
138 a. nasce o mexicano DOROTEO ARANGO, conhecido como PANCHO VILLA, em 4 de outubro de 1878.
133 a. um total de 24 convidados inaugurou em 4 de outubro de 1883 o EXPRESSO DO ORIENTE na estação ESTRASBURGO, futura GARE DE L´EST. Eles seguiriam para VARNA, o porto do Mar NEGRO na BULGÁRIA, a quatro dias de viagem da capital francesa. E, de lá, para CONSTANTINOPLA pelo mar. O expresso que em pouco tempo se tornaria “o rei dos trens e o trem dos reis” partiu na hora marcada em direção ao seu destino.
Em 1962, a linha passou a se chamar DIRECT-EXPRESS e a viver mais de sua aura anterior e da fama de viajantes de um passado de esplendor, como a atriz SARAH BERNHARDT (1844-1923), a notável intérprete da DAMA DAS CAMÉLIAS. Ou o bailarino russo VASLAV NIJINSKI (1889-1950) e o genial cineasta ALFRED HITCHCOCK (1899-1980). Havia ainda luxo nos anos 1960, mas sem tanto charme.
O trem acabou encostado em 1977, em razão de crises políticas em alguns dos países do roteiro. O EXPRESSO DO ORIENTE voltaria à forma em 1982, quando foi comprado e restaurado pelo hoteleiro JAMES B. SHERWOOD. Hoje a composição é tombada com patrimônio histórico, e o roteiro PARIS – ISTAMBUL voltou a ser feito, uma única vez ao ano, em agosto, para quem pode desembolsar cerca de dez mil dólares.
131 a. nasce em SOROCABA em 6 de outubro de 1885 EUGÊNIO SALERNO. Foi morar na ITÁLIA e, em 1918, alistou-se para combater na PRIMEIRA GRANDE GUERRA, servindo no exército italiano. Retornou ao BRASIL após 14 anos, residindo em SOROCABA. Lutou na REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. Em 1933, foi eleito Prefeito de SOROCABA. Foi assassinado em 1935 por um ex-funcionário da Prefeitura, que havia sido demitido por irregularidades administrativas.
125 a. nasce FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELO em 4 de outubro de 1891. Falece em 4 de abril de 1968.
121 a. nasce o comediante BUSTER KEATON em 4 de outubro de 1895. Falece no dia 1o. de fevereiro de 1966.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 4 de outubro de 1898: o juiz da 4ª Vara Criminal, conformando-se com o parecer do doutor promotor publico e de acordo com os autos do processo crime, instaurado contra FERREIRA, MAYER & COMP. por falsificação de bebidas, mandou que se expedisse mandado para entrega do que fora apreendido pela autoridade policial, declarando que ficava salvo aos interesses o direito de reclamar por perdas e danos contra o delegado que exorbitou suas funções.
Foi aberto no juízo da provedoria desta capital, perante o doutor JUVENAL MALHEIROS, o inventário dos bens do falecido GENERAL COUTO DE MAGALHÃES. É inventariante o senhor VISCONDE DE OURO PRETO, representado pelo senhor conselheiro BARBOSA E SILVA.
À noite passada, pela terceira vez, os gatunos surripiaram as galinhas do quintal da casa número 30 da Alameda ANTÔNIO PRADO. Escusado é dizer – os rondantes não os viram.
A acreditada firma industrial desta praça, Senhores MONZINI & SCHIFFINI, proprietária da fabrica de chapéus instalada à Rua AMARAL GURGEL, recebeu hoje comunicação telegráfica do comitê da exposição de TURIM, participando terem os produtos daqueles industriais sido premiados com a medalha de prata.
O serviço de amortização e juros da dívida fundada que tem o Estado do PARANÁ com o BANCO UNIÃO DE SÃO PAULO está em dia e continua com regularidade. A administração financeira do Estado vai sendo bem dirigida e suas condições atuais são prósperas e lisonjeiras.
O senhor padre DUARTE LEOPOLDO ofereceu-nos um exemplar da planta e desenho da Igreja Matriz de SANTA CECÍLIA. É trabalho dos arquitetos PUCCI e MICHELI. Devido aos incansáveis esforços daquele sacerdote esta Igreja há de ser uma das mais belas da capital.
MILLIE CHRISTINE, a célebre mulher bicéfala, em suas turnês pelos ESTADOS UNIDOS, teve uma original questão em um hotel. O hoteleiro lançou-lhe na conta despesas em duplicata.  
113 a. em que na sua encíclica, PIO X declarava que procurava evitar a sua eleição, dizendo considerar-se indigno de suceder a LEÃO XIII, inteligentíssimo e virtuosíssimo PAPA. Mostrava-se aterrorizado, neste documento, com as funestíssimas condições da sociedade, que era presa de um gravíssimo mal estar, que aumentava derrotando e agravando a vontade divina e dizendo que apoiava a sua virtude e a sua vontade em DEUS, que era o seu único inspirador. Desejava que as sociedades católicas se desenvolvessem e se multiplicasse, praticando a vida cristã. Em 4 de outubro de 1903.
112 a. da reação contra a vacina obrigatória pelos operários das oficinas gerais da Companhia SOROCABANA, em MAYRINK, no dia 4 de outubro de 1904. Declararam-se em greve, mantendo-se em atitude pacífica. Do meio dos grevistas foi tirada uma comissão composta de cinqüenta operários, que foram encarregados de ir à capital reclamar contra a medida imposta pelo chefe das oficinas.
112 a. da instalação da Assembléia Legislativa do RIO GRANDE DO SUL, em 4 de outubro de 1904. O presidente BORGES DE MEDEIROS, na sua longa mensagem, aludiu à morte do doutor JÚLIO DE CASTILHOS e à sua sucessão, dizendo que a pessoa indicada pelos seus serviços, pelo seu critério e patriotismo para substituir o chefe morto era o senador PINHEIRO MACHADO. Este, porém, pela sua posição na política federal, não podia abandonar o cargo. A mensagem citava os serviços prestados por JÚLIO DE CASTILHOS ao seu Estado, salientando entre eles a Constituição de 14 de julho de 1904.
106 a. (ROMA) O GIORNALE D´ITALIA noticia saber de boa fonte que há grande oposição no sagrado colégio para a canonização de CHRISTÓVAM COLOMBO, o descobridor da AMÉRICA, sendo muito provável que seja a mesma rejeitada.
106 a. MANUEL II, rei de PORTUGAL, foge para a INGLATERRA por causa da Revolução de LISBOA. Em 4 de outubro de 1910 PORTUGAL torna-se uma república.
104 a. do atentado sofrido por THEODORE ROOSEVELT, em 4 de outubro de 1912, em MILWAUKEE, no Estado de WISCONSIN, norte dos EUA. O estojo de seus óculos, que estava no bolso da camisa, lhe salvou a vida. No ano seguinte, em outubro de 1913, participou de uma expedição científica pela AMÉRICA DO SUL, sendo convidado pelo governo brasileiro a acompanhar o sertanista CÂNDIDO RONDON em uma viagem pelo PANTANAL e, depois, em missão pela AMAZÔNIA. O célebre encontro entre ROOSELVET e RONDON foi em 12 de dezembro de 1913, na foz do RIO APA, na fronteira entre o BRASIL e o PARAGUAI, no RIO PARAGUAI. THEODORE ROOSEVELT morreu em 1919, aos 61 anos. Em 11 de novembro de 1918, dia do ARMISTÍCIO NA EUROPA, ele foi hospitalizado por causa de reumatismo inflamatório, sendo que o coração não agüentou.  
  94 a. nasce o serralheiro plástico JOACHIM THIELKE no dia 4 de outubro de 1922. Em entrevista disse: “Vivi no BRASIL até 1938. eu era um garoto como qualquer outro: estudava na Avenida PAULISTA e jogava futebol com os amigos em campos de terra batida”, lembra THIELKE, que vive nos fundos da casa que aluga para terceiros, em GUARULHOS. Ao completar 15 anos, o adolescente foi colocado pelos pais em um navio. Destino: LEIPZIG, na ALEMANHA. “Eles queriam que eu aprendesse o ofício de serralheiro. Era uma espécie de estágio promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de lá”, conta. Aos 18 anos, com a 2 ª Guerra em curso (1941), THIELKE, que tinha dupla nacionalidade, foi convocado. O que passou nas trincheiras dos cinco países por onde perambulou até chegar à RÚSSIA, ele resume numa frase: “Virei um animal”. Ao entrar em STALINGRADO (hoje VOLGOGRADO), em 1945, perseguido pelos cossacos, o brasileiro perdeu a guerra. “Fomos vencidos pelo frio. Recuamos, mas já era tarde”. Preso, foi encaminhado para o campo de trabalhos forçados de VLADIVOSTOK, na SIBÉRIA, de onde só saiu sete anos depois, fraco e tuberculoso. O serralheiro nega ter-se deixado envolver pela ideologia de ADOLF HITLER. “Soldado é uma coisa, política é outra!”, frisa, num português carregado. Dos campos de concentração e guetos salpicados pela EUROPA, ele não se recorda. “Nunca vi nada disso”. Das atrocidades cometidas pelo regime nazista, também não. “Fui ouvir falar dessas matanças na SIBÉRIA. Conheci um sobrevivente no BRASIL. Era meu ex-chefe, um judeu, que me mostrou o número marcado com ferro em brasa em seu braço.” THIELKE deveria ficar 25 anos na SIBÉRIA, mas, graças à CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL foi libertado antes. Ao voltar para a ALEMANHA, reencontrou a primeira mulher, ÚRSULA, casada com outro homem. A filha dos dois, STEFFIE, está na ALEMANHA. Afastado das armas e do cheiro de morte, o velho serralheiro hoje descansa cuidando dos pássaros e da horta. Vez por outra, também vai à oficina particular praticar o ofício que mudou sua história. 
  92 a. nasce JOHN CHARLTON CARTER, como foi batizado, em EVANSTON, ILLINOIS, no dia 4 de outubro de 1924, e desde pequeno amou o teatro. Sua paixão pela interpretação o levou a se inscrever em cursos de teatro na universidade, onde conheceu sua mulher, LYDIA MARIE CLARKE, com quem teve dois filhos.
O estrelato veio com o papel de MARCO ANTÔNIO no filme JÚLIO CÉSAR (1949), dirigido por DAVID BRADLEY. A partir daí sua carreira decolou, e ele participou de dezenas de filmes, entre eles: O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA (1952), de CECIL B. DE MILLE; A SELVA NUA (1954), de BYRON HASKIN: O SEGREDO DOS INCAS (1954), de JERRY HOPPER, e A MARCA DA MALDADE (1958), de ORSON WELLES.
Nos anos 1960, deixou sua marca no clássico de ficção científica O PLANETA DOS MACACOS (1968), que reviveu quando interpretou um pequeno papel na nova versão de TIM BURTON, de 2001. Na década seguinte, participou de disaster movies, como TERREMOTO (1974) e AEROPORTO 75 (1974). Em todos, deixou uma marca de austeridade, que lhe era característica. Foi tal virtude, aliás, o que JAMES CAMEROU justificou quando o convidou para participar de “TRUE LIES” (1994): “Preciso de você por ser o único que pode, convincentemente, intimidar ARNOLD SCHWARZENEGGER”.
Os olhos claros e penetrantes, o rosto cuidadosamente talhado e a voz sóbria de CHARLTON HESTON pareciam esculpidos especialmente para os principais bíblicos exibidos no cinema. Foi o que tornou eterno o MOISÉS de “OS DEZ MANDAMENTOS” ou o lendário personagem de BEN HUR, que lhe rendeu o OSCAR de melhor ator. O mesmo conjunto expressivo serviu também para HESTON destacar o conservadorismo anticomunista que foi alvo de críticas ao longo de sua trajetória, além de firme defensor do direito dos americanos de usar armas, como demonstrou através da NATIONAL RIFLE ASSOCIATION, que presidiu durante anos. CHARLTON HESTON morreu no dia 6 de abril de 2008, em LOS ANGELES, aos 83 anos, após ter sofrido por seis anos de uma lenta e ininterrupta deterioração devido ao ALZHEIMER.
Com uma integridade própria de seus personagens, o ator anunciou publicamente, em 2002, que sofria de uma doença que lhe tirava pouco a pouco a memória e suas funções vitais, da mesma forma que ocorreu com seu “bom amigo”, o ex-presidente dos ESTADOS UNIDOS, RONALD REAGAN. “Devo ter coragem e resignação”, disse o ator na ocasião, quando se viu obrigado a fechar definitivamente as portas para o cinema e a qualquer atividade pública à frente da NATIONAL RIFLE ASSOCIATION, ridicularizada por MICHAEL MOORE em “TIROS EM COLUMBINE”.
“CHARLTON HESTON foi considerado pelo mundo todo como um ator que transcenderia sua morte. Era conhecido por seus amplos ombros e voz ressonante e também pelos papéis que interpretou”, informou a família de HESTON em um comunicado. “Ninguém poderia pedir uma vida mais plena que a sua. Nenhum homem poderia ter dado tanto para sua família, à sua profissão, nem a seus pais”.
Uma melancólica despedida para um ator que se encaixou perfeitamente no tipo de estrela que HOLLYWOOD buscava para suas grandes produções dos anos 1950, nas quais a indústria se inspirava na Bíblia e nos livros de história. HESTON faz parte da mitologia do cinema americano, interpretando papéis como MOISÉS (em OS DEZ MANDAMENTOS, de CECIL B. DE MILLE, em 1956), BEN-HUR (no épico de mesmo nome de WILLIAM WYLER, 1959) e o herói da reconquista espanhola DON RODRÍGO DÍAZ DE VIVAR, em EL CID (obra-prima de ANTHONY MANN de 1961), além de vários outros personagens históricos.
Em BEN-HUR, aliás, tornou-se clássica a controversa protagonizada entre o ator e o escritor e roteirista GORE VIDAL que, a despeito do conservadorismo de HESTON, aplicou temas homossexuais dissimulados na história.
88 a. do CRIME DA MALA, no dia 4 de outubro de 1928. Na antiga Rua da CONCEIÇÃO, atualmente Av. CÁSPER LÍBERO, 390, em SÃO PAULO, JOSÉ PISTONE asfixiou sua mulher, grávida, MARIA FEA. Tentou colocar o corpo numa mala. Como não entrava, separou os membros e, cortou as primeiras vértebras do pescoço de MARIA FEA.
  85 a. declaração da independência da BÉLGICA pelo governo provisório de BRUXELAS, que se separou da HOLANDA, em 4 de outubro de 1930. Nove anos mais tarde é que o governo de HAIA reconheceu a BÉLGICA como país independente.   
  82 a. nasce ROMEU TUMA em 4 de outubro de 1934. Concorreu, em 2 de outubro de 2000, à prefeitura de SÃO PAULO, ficando em 4o. lugar. Nas eleições de 6 de outubro de 2002, ROMEU TUMA foi candidato a SENADOR, sendo eleito. Candidata-se à reeleição como senador em 2010.
  76 a. do encontro de HITLER e MUSSOLINI no PASSO DE BRENNER, durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, em 4 de outubro de 1940.
  73 a. GETÚLIO VARGAS, por meio do decreto-lei 4.791, institui o CRUZEIRO como unidade monetária brasileira, em 4 de outubro de 1942.
  70 a. GENERAL McARTHUR, comandante das forças norte-americanas no  JAPÃO, proclama, em 4 de outubro de 1945, a lei de liberdades civis no país. 
  66 a. da REPÚBLICA POPULAR DA CHINA, fundada em 4 de outubro de 1950.
  62 a. nasce o CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES em 4 de outubro de 1954, na cidade de PARAPUÃ. Ingressou na Polícia Militar em 21 de maio de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. Foi promovido a 2º Tenente em 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 24 de maio de 1979; Capitão – 24 de maio de 1986; Major – 25 de agosto de 1994; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1998; Coronel – 24 de maio de 2002. Em sua carreira serviu nas seguintes Unidades: APMBB, 31º BPMM, 8º Grupamento de Incêndio, Casa Militar, 3º BPTran, 8º BPM/I, CSM/AM, CPA/I-9, 4º BPM/I, CPA/M-10 e CPI-4; no posto de CORONEL comandou o Policiamento de Área Metropolitano 10 e o Policiamento do Interior 4. Assumiu o COMANDO GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO no dia 28 de dezembro de 2004, no lugar do CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. Foi substituído no Comando da Polícia Militar pelo CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ.  
  59 a. do lançamento do satélite artificial SPUTNIK 1 em 4 de outubro de 1957. A UNIÃO SOVIÉTICA acabava de dar um salto na corrida espacial. Sob o governo do comunista NIKITA KRUSHEV, a superpotência mundial lançava através do foguete SEMIORKA (R7) o primeiro satélite da TERRA. A inovação deveria permitir a observação militar, o reconhecimento de áreas estratégicas, além de estudos e análises dos recursos e fenômenos naturais de todo o planeta.
  57 a. das eleições de 4 de outubro de 1959, onde o povo paulista votou no CACARECO para vereador. Em cada urna havia de 20 a 30 votos para o quadrúpede em todos os bairros paulistanos, sem exceção. CACARECO recebeu quase 100 mil votos. Quinhentos e quarenta candidatos disputaram as 45 cadeiras da Câmara Municipal de SÃO PAULO. Os mais votados foram: MANOEL DE FIGUEIREDO FERRAZ foi eleito com 10.214 votos, do PSP (genro do então prefeito ADHEMAR DE BARROS); VALÉRIO GIULI, com 9.550 votos, do PDC; o radialista do programa “CLUBE DO PAPAI NOEL”, HOMERO SILVA, com 8.746 votos, da UDN; o presidente da Câmara Municipal e ex-prefeito WILLIAM SALEM, com 8.512, também do PSP; RIO BRANCO PARANHOS com 7.362, do PTB; o radialista da “HORA DA VIRGEM MARIA”, PEDRO GERALDO COSTA, com 7.178, do PST; JANUÁRIO MANTELLI NETO, com 6.245, do PRT; o médico SCALAMANDRÉ JÚNIOR com 6.113, do PTN; HEROTILDES CARVALHO DE ARAÚJO com 5.310, do PR; a irmã do deputado ULYSSES GUIMARÃES, RUTH GUIMARÃES, com 4.642, do PSD; JOSÉ MOLINA JÚNIOR, com 4.042, do PSB; ANTÔNIO LAMANNA JÚNIOR com 3.887, do PRP e JOÃO BATISTA DA SILVA AZEVEDO com 3.617, do PL.
A votação recebida por CACARECO daria para eleger todos os 15 vereadores mais votados, exatamente 1/3 da totalidade das cadeiras da Câmara de SÃO PAULO. O partido que recebeu mais votos, com todos seus 45 candidatos, totalizou pouco mais de 94 mil sufrágios. A inusitada “eleição” mereceu matérias em rádio, televisão, revistas e jornais, inclusive um longo editorial em importante matutino da capital, que analisou a reação da população de SÃO PAULO em conseqüência da “consagradora vitória” do rinoceronte. A escritora RACHEL DE QUEIROZ também escreveu, na mais importante revista da época, uma crônica intitulada “O bicho”. Até um filme foi feito, “CACARECO VEM AÍ”, dirigido por CARLOS MANGA e protagonizado pelo maior cômico da história do BRASIL, OSCARITO. O jornalista STANISLAW PONTE PRETA (SÉRGIO PORTO) comentou em sua coluna no jornal “ÚLTIMA HORA” que “diversos membros da cúpula do PSP andaram rondando a jaula de CACARECO para o colocarem no lugar de ADHEMAR DE BARROS...”. ADHEMAR, na ocasião, era prefeito de SÃO PAULO. O secretário da Agricultura do governo do Estado, JOSÉ BONIFÁCIO COUTINHO NOGUEIRA, tentou comprar CACARECO, mas o zoológico carioca recusou a proposta. Dois dias antes do pleito municipal, acreditando talvez que o povo de SÃO PAULO fizesse empossar o rinoceronte no Palácio “CONDE PRATES”, sede da Câmara Municipal paulistana, as autoridades resolveram devolvê-lo e, assim, de caminhão, na calada da noite, retornou à “CIDADE MARAVILHOSA”. Instado pela imprensa sobre o ocorrido em SÃO PAULO, o presidente da República, JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA, como bom mineiro respondeu: “Não sou intérprete de acontecimentos sociais e políticos. Aguardo as interpretações do próprio povo”. Atualmente, apesar das urnas eletrônicas impossibilitarem esse tipo de votação, outros CACARECOS continuam a aparecer e até a serem eleitos...
MÁRIO LOPOMO, aposentado, diz o seguinte: “Trabalhei como cabo eleitoral naquele ano e lembro que havia na população paulista uma insatisfação com os políticos locais. Apesar de não existir uma campanha pela anulação dos votos, uma semana antes da eleição começaram a surgir comentários sobre a “candidatura” do CACARECO. Porém, ninguém imaginava que seria o fenômeno que foi. Depois do resultado, os políticos disseram que a população não tinha civismo pela atitude que tomou. Mas o povo foi sábio e soube responder nas urnas, como se fosse um tapa na cara”.
  56 a. ESTADOS UNIDOS lança ao espaço o COURRIER IB, primeiro satélite ativo de telecomunicações, em 4 de outubro de 1960.  
  53 a. das anotações realizadas em 4 de outubro de 1963 (sexta-feira). ANO 14º - MÊS 3º - DIA 87º - 5 anos e 122 dias na FORÇA PÚBLICA – 28º DIA COMO ASPIRANTE – 15º DIA NO BATALHÃO DE GUARDAS.
Continuamos com o tempo tempestuoso com referência a esse novo período de greves iniciado na madrugada de ontem. Embarcaria no trem das 5:52 horas na estação da INVERNADA,sabendo então que aquele ramal da CANTAREIRA está completamente alheio ao movimento grevista.
No BATALHÃO DE GUARDAS a revista não se realiza no horário normal, mas sim às 7 horas. O BG forma hoje quase 200 recrutas e, portanto, está engalanado com esta solenidade. O ASPIRANTE AMÉRICO é o porta-bandeira e pela primeira vez veste a farda de gala deste quartel, coisa que no futuro nós também iremos fazer. O ASPIRANTE MENDES é comandante de um pelotão e com o BORINI SOARES e o GIRALDI ficamos como oficiais de representação, encarregados de receber as visitas que viriam ao quartel. O CORONEL OTAVIANO, primeiro comandante do batalhão, em 1936, é o paraninfo da turma de recrutas que passam a pronto nessa data. O Comandante Geral, GENERAL DE DIVISÃO JOÃO FRANCO PONTES, preside a solenidade. A festa foi simples, sem alarde, mas que representa muito para aqueles que iniciam sua vida na FORÇA PÚBLICA.
O quartel permanece sob rigorosa prontidão. As coisas aí fora não estão nada boas. Os oficiais, comandante, sub-comandante, também não são dispensados.
No SERVIÇO DE SUBSISTÊNCIA, onde almoçamos, encontraríamos com nossos colegas do Regimento 9 de Julho e do 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”,L tendo em vista que é a Força Pública que se encontra de Prontidão. Conversaríamos com muitos oficiais que para nós são até desconhecidos e assim passaríamos duas horas agradáveis naquele local.
Ao retomar para o BG sinto necessidade de descansar um pouco e vou deitar numa cama que há na 2ª Companhia. Quando são 15 horas, o BORINI e o GIRALDI vão me acordar dizendo que o Comandante obrigou-nos a praticar o futebol. Estávamos nessa diversão com o TENENTE ROCCO falando muito, enchendo a paciência dos outros jogadores, quando recebemos ordens de partir para o Corpo de Bombeiros, onde ficaríamos aquartelados esperando o momento de policiar a PRAÇA DA SÉ, local marcado para um comício dos grevistas. Saímos do BG com mais de cem homens sob o comando do 1º TENENTE CARLOS FERNANDES e vamos diretamente para o CORPO DE BOMBEIROS. Entre os oficiais estavam: PASIN, RUI DARCI, GIRALDI, BORINI e MENDES. Apresentamo-nos ao MAJOR PAULO MARQUES e aguardaríamos os acontecimentos naquela Unidade. Acontece que o propalado comício não se realizaria. Parece que os grevistas farejaram no ar qualquer coisa. Jantamos no CORPO DE BOMBEIROS, mas quando eram pouco mais de 20 horas retornamos ao BATALHÃO DE GUARDAS.
O Comandante, TENENTE-CORONEL JOSÉ VILLELA SANTOS dispensou-nos pouco após e com o ASPIRANTE GIRALDI rumo para casa tomando o ônibus VILA AURORA. Meu colega mora perto de mim e iríamos descansar nos nossos lares para amanhã começarmos o terceiro dia de Prontidão por causa da greve dos ferroviários, empregados do DER e do DAE.   
  52 a. dos apontamentos realizados em 4 de outubro de 1964 (domingo). ANO 15º - MÊS 3º - DIA 87º - 6 anos e 122 dias na FORÇA PÚBLICA - 134 dias como 2º TENENTE - 2 anos e 14 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
De manhã, fui com minha esposa à feira. Encontrei-me com o TENENTE NILSON GIRALDI, que, desde o dia 28 de setembro encontra-se todo eufórico com o nascimento de uma filhinha. O GIRALDI ainda se encontra adido ao CFA, onde é instrutor da Escola de Cabos. Junto com o meu colega encontrava-se o SOLDADO BENJAMIN, ex-vizinho meu, que também mudou das casas do TENENTE EUCLIDES para a VILA MILITAR, isto na última quarta-feira.
Passo um domingo muito bom. Pelo rádio escutei o desenrolar da partida PALMEIRAS 4 x GUARANI 2. O CORINTHIANS empata com a PRUDENTINA pelo marcador de 0 a 0 e, com isso, deixa de ser líder, pois o SANTOS vence a equipe do AMÉRICA por 3 a 1.
Começo a ler o quarto volume do romance de VICTOR HUGO - OS MISERÁVEIS. À noite, vem em casa o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN com seus três filhos.
Pela televisão, assisto: DISNEYLÂNDIA - MANDA BRAZA e AVENTURAS NO PARAÍSO.
Transcorrendo com rapidez, vejo desaparecer este domingo e, já se demonstra para mim uma nova semana que, como todas, deverá mostrar muita coisa de novidade no serviço.
  51 a. dos acontecimentos registrados em 4 de outubro de 1965 (segunda-feira). ANO 16º - MÊS 3º - DIA 87º - 7 anos e 122 dias na FORÇA PÚBLICA - 499 DIAS COMO 2º TENENTE - 3 anos e 14 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Depois de um sábado e domingo cheios de episódios circenses, vamos inaugurar mais uma semana. Só que desta feita ela não é precedida do descanso normal. Há oficiais e praças no BG que estão no quartel desde a última sexta-feira.
Vejamos o que nos espera nesses dias vindouros. Até agora só vi palhaçada e nada mais. Passamos sábado e domingo em planos táticos para tomar o CAMPO DE CUMBICA (isto é para se pensar no futuro) e, afinal, até agora nem os inventores do caso sabem porque o inventaram.
Uma coisa foi notada por mim nesta Prontidão: nenhum oficial conversa com o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA a não ser quando este o chama para discutir problemas de serviço. Desde que aqui chegou, ainda não conseguiu fazer um amigo. Mesmo aquele que está mais direto a ele ligado, o CAPITÃO JAYR, sub-cmt, acha-o intragável.
Às 6 horas toca alvorada. O quartel desperta e já as primeiras turmas dirigem-se para o Serviço de Subsistência. Na revista das 7 horas todos os integrantes do BATALHÃO DE GUARDAS estão na Unidade. Logo mais partem para fazer o reconhecimento do MORUMBI o MAJOR CLÁUDIDO, CAPITÃES JAYR e SANCHES e TENENTES PLINIO e OMAR. Hoje termina aquela palhaçada sobre o CAMPO DE CUMBICA e começa outra - OPERAÇÃO MORUMBI. Amanhã faremos uma jornada até o PALÁCIO DOS BANDEIRANTES e, num treinamento em conjunto com outros batalhões, tentaremos desalojar suposto inimigo que houvera tomado o Palácio.
O 2º TENENTE GERSON DE OLIVEIRA comanda o Batalhão na vaga dos oficiais mais antigos. Por minha vez, fico no sub-comando.
Às 9:30 horas reunimos todo o Batalhão. Dividimos o efetivo em três companhias, tudo já para o treinamento de amanhã.
Na tesouraria, também temos muita coisa por fazer. O tempo transcorre rapidamente. São 12 horas quando mais uma vez há o toque de batalhão reunir. A palhaçada continua, pois sabemos que tudo isso é irreal. Já perdemos o sábado e o domingo e hoje o serviço normal é prejudicado por esses vai e vem incessantes.
Almoço na Subsistência. Muitos são os oficiais que ali vão se alimentar, pois não é só o BG que está nesta situação. Acompanha-nos o REGIMENTO "9 DE JULHO", o 1º BP "TOBIAS DE AGUIAR" e o DPM.
À tarde, por ter recebido um telefonema do CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU, tesoureiro geral do Serviço de Fundos, parto para o BANCO DO BRASIL a fim de receber o pagamento do mês de setembro. Minha escolta é formada pelos 1ºs SARGENTOS ANSELMO, LEAL e IZAC e 3º SARGENTO FERREIRA. São 15:30 horas quando chegamos no BANCO DO BRASIL. Ali me encontro com o 1º TENENTE IRAI, tesoureiro do Corpo de Policiamento Rodoviário. Depois chegam os tesoureiros de outros batalhões: ROCCO (Serviço de Engenharia); ROMEU (Corpo Musical), PEIXOTO (Serviço de Comunicações); AMÉRICO (2º BP); NASCIMENTO (Quartel General); CALCIOLARI (1º BP "TOBIAS DE AGUIAR"); JOÃO ROSA (12º BP) e muitos outros. CAPITÃO WALDOMIRO chega às 16 horas. Não são ainda 17 horas e já estou rumando de retorno ao BG, trazendo comigo a quantia de 78.939.281 cruzeiros. No BG aviso o Comando sobre a situação do dinheiro. O MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA falou-me que o pagamento poderá ser feito amanhã apos o exercício em conjunto no MORUMBI.
Hoje não temos folga alguma. A Prontidão continua rigorosa e ninguém sai do quartel. Dou aula das 19:30 horas às 21 horas para os cabos, sendo que o vai e vem das praças atrapalha-me bastante.
Assisto alguns programas na televisão do TENENTE OMAR e, quando são 21:30 horas estou deitando em meu alojamento na FIF.   
  50 a. dos seguintes acontecimentos em 4 de outubro de 1966 (terça-feira). ANO 17º - MÊS 3º - DIA 87º - 8 anos e 122 dias na FORÇA PÚBLICA – 864 dias como 2º TENENTE – 182 dias na 2ª Companhia Independente.
Rumo para GUARULHOS às 11:30 horas. Antes passo pelo BATALHÃO DE GUARDAS. Ali converso com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN, CABO WALDOMIRO e outros elementos.
Na 2ª Companhia Independente, o 1º SARGENTO FLÁVIO leva-me em seu carro até a Coletoria Estadual. Queremos saber se  o pagamento poderá sair hoje e ficamos sabendo que isso só será possível amanhã, visto ontem ter sido feriado nacional.
Na Companhia, soube do fracasso do tal churrasco, no sábado que passou. Muita sujeira aconteceu na Unidade.
O 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA manda-me um reservado, mandando informar o motivo pelo qual não compareci na desta do dia 1º de outubro. Respondo-lhe da maneira como encarei a coisa, citando fatos desagradáveis. Sei que o documento não voltou mais e o arquivaram. Se fosse preciso, iria eu ainda mais longe.
Dona ELVIRA e MARIA visitam-me nesta tarde. MARIA está grávida de mais de mês. Quer ir ela à residência do pai do SOLDADO PAULO PÉRICLES, que é médico ginecologista.
Acerto, na tesouraria, todos os detalhes para o pagamento de amanhã. O expediente da quarta-feira será invertido por causa disso. Hoje muitos soldados perguntam acerca do pagamento.
Findo o expediente, vamos aguardar MARIA na PADARIA ITUANA. Chega por volta das 19:30 horas. Tomamos um ônibus e vamos até a PENHA, à Rua COMENDADOR CANTINHO, nº 321. É ali que reside a família do SOLDADO  PÉRICLES. Seu pai é médico e sua mãe é parteira. MARIA é examinada por eles. Enquanto isso, fico na sala assistindo programas de televisão, ao lado de parentes do PÉRICLES (BATMAN e ROBIN – O COMBATE – O AGENTE DA UNCLE). São mais de 23 horas quando nos despedimos da família do SOLDADO PÉRICLES. Vamos depois à residência de dona ELVIRA, em GOPOÚVA. Ali está a INÊS e a CARMEM. Mais tarde, chegam o SARGENTO FLÁVIO e o SOLDADO PATRÍCIO. Vou conhecer a MARLY.     
  46 a. da vitória de ÉMERSON FITTIPALDI na FÓRMULA UM, no GRANDE PRÊMIO DE WATKINS GLEN, nos EUA, em 4 de outubro de 1970. ÉMERSON abria a série de vitórias brasileiras, com 80 até a data atual, somando oito  títulos mundiais, dois com ÉMERSON, três com PIQUET e outros três com  AYRTON SENNA. A última prova de ÉMERSON na F1 também foi em WATKINS GLEN, dez anos depois da primeira vitória, no dia 5 de outubro de 1980.
  45 a. das anotações de 4 de outubro de 1971, segunda-feira: “Encerrado o terceiro trimestre-1971, também se encerram as atividades dos oficiais que compuseram o CONSELHO PERMANENTE DE JUSTIÇA no trimestre. Hoje será a nossa despedida da AUDITORIA e a posse do novo Conselho. Pela  manhã, visita-me o Sr GENARO DE VITA. Saio de casa às 11:30 horas. Passo pelo BANCO MERCANTIL. Volta um cheque de CR$ 420,00 emitido por EICO SHIOMI. Essa mulher está bancando a caloteira desde o mês passado. Sua conta bancária está encerrada na agência onde ela era cliente. Vou procurá-la. A sem-vergonha já sabia disso. Diz-me que pagará amanhã. Em seguida, rumo à Auditoria Militar. Ali já estão: Doutor AGNELO CAMARGO PENTEADO (regressando de férias), doutor ALEXANDRE DUARTE NEVES (que deixa hoje as funções de juiz auditor), doutor WILSON NORA, doutora ASSUNTA e doutora MARLENE. Os oficiais que deixarão logo mais o CPJ: TENENTE-CORONEL ASSIS, CAPITÃES MARIO DE ABREU e NEY MOREIRA DOS SANTOS e os oficiais sorteados para integrarem o CPJ no quarto trimestre: MAJOR EUCLIDES RIZZARO, CAPITÃES APARECIDO TEIXEIRA e OSVALDO ALVARENGA e 1º TENENTE JÁCOMO OLIVÉRIO. Às 14:30 horas, pela última vez, o Conselho anterior senta nas poltronas destinadas aos juízes militares. É feita a despedida. Usam da palavra: doutor AGNELO, doutor JACKSON BLANDY (pelo Ministério Público), doutor WILSON NORA (pela bancada da defesa), doutoras MARLENE e ASSUNTA, CAPITÃO MÁRIO DE ABREU e, por último, o nosso presidente, TENENTE-CORONEL ASSIS. Repete-se o acontecido a 1º de julho. Acontece que os oficiais que comporão o CPJ agora são outros. Assistimos a posse e o juramento do novo Conselho. Assim é que, cumprindo o nosso dever no terceiro trimestre de 1971, ali na Auditoria, deixamos as funções de cabeça erguida, retornando agora às nossa Unidades de origem. Pela última vez, o CAPITÃO NEY leva-me em seu carro até a Rua JORGE MIRANDA. Apresento-me no 31º BPM, ao CORONEL JOSÉ DUARTE ROSA. A princípio, fala-me que regressarei ao P3. No entanto, peço-lhe para conversar com o CAPITÃO AMADO, atualmente no P3, pois ele iria comandar a PRIMEIRA COMPANHIA DE POLICIAMENTOS DIVERSOS. O CORONEL ROSA dispensa-me. Amanhã já saberemos o que irei fazer no 31º BPM. Converso com o MAJOR DARIO RIBEIRO, CAPITÃO AMADO e outros oficiais. A viatura do P3 traz-me até em casa. Passo pela sorveteria do BENTO. O MENESES está comigo. Mais tarde, às 19 horas, vou ao PINHAL, onde reside a LUCINDA. Ainda passo pelo CINE SÃO FRANCISCO. Assisto uma comédia: MARINHEIROS DESASTRADOS”.
  44 a. LUIZ GONZAGA LEITE, o GUARDA LUIZINHO, foi designado pela Polícia Militar, em 4 de outubro de 1972, para atuar como guarda de trânsito na Rua XAVIER DE TOLEDO com a PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO. Na época, mais de um milhão de pessoas passavam, diariamente, pelo local. Até sua aposentadoria, no início da década de 1980, ele nunca usou o seu talão de multas – e nem balas em seu revólver. Apenas uma única vez, precisou encaminhar um homem para delegacia. “Foi numa briga de trânsito. Um taxista deu um tiro em um motorista. Quando abordei o assassino, ele ficou satisfeito por ser preso por mim, pelo “amigo” LUIZINHO”, conta. Sua forma de atuação foi única e inimitável. Ele era capaz de pegar um pedestre pelo braço e atravessá-lo ou mostrar um chaveiro de caveirinha caso o pedestre insistisse em driblar os carros. Ele também oferecia rosas vermelhas e copos de água aos mais afoitos.
É o próprio GUARDA LUIZINHO quem conta como era seu número mais aplaudido. “Quando um carro parava em cima da faixa de pedestre, eu pedia para o cidadão sair e deixar as duas portas da frente abertas. Daí, eu pedia para as pessoas passarem por dentro do veículo. “O sucesso era tão grande que motoristas chegavam a parar sobre a faixa de propósito. Durante sua carreira, sofreu três agressões. “Foram um engenheiro, um arquiteto e uma advogada. Ninguém do povo.” Além de brincalhão, LUIZINHO era competente. Sabia, por exemplo, que o semáforo da XAVIER DE TOLEDO abria 397 vezes por dia. Segundo ele, eram exatos 43 segundos para a travessia de pedestres, 57 segundos para veículos e 9 segundos no amarelo.
O jeito diferente de LUIZINHO chamou a atenção de toda a imprensa. Foram centenas de reportagens publicadas no BRASIL e no mundo. Aqui, ele era chamado a opinar sobre os assuntos mais esdrúxulos, como a possível contratação do atacante DADÁ MARAVILHA pelo CORINTHIANS ou a patada mortal de um elefante no zoológico da Cidade. Só não palpitava em política. “A ditadura passou despercebida por mim”, afirmou. O que LUIZINHO quis dizer é que não usava de autoridade e nunca abusou de sua condição de policial. Ainda assim, sabe-se que os seus métodos nada convencionais desagradavam muitos militares do alto escalão.
Em meados de 1976, a Polícia Militar tentou fazer valer uma regra antiga: o rodízio de guardas de trânsito. Por alguns meses, LUIZINHO mudou-se para o cruzamento da Avenida SÃO JOÃO com a Avenida IPIRANGA. A mudança causou uma verdadeira comoção na Cidade. Um abaixo-assinado com mais de 65 mil nomes fez o comando da polícia rever sua posição. Em poucos meses, LUIZINHO estava novamente na frente do MAPPIN (loja que ocupava o prédio onde hoje ficam as CASAS BAHIA). Na sua volta, ele foi, gloriosamente, carregado pelos pedestres.
  39 a. INDIRA GHANDI, ex-primeira ministra da ÍNDIA, é solta 24 horas depois de sua prisão, em 4 de outubro de 1977. Ela voltaria ao poder em 1980.  
  37 a. das anotações feitas em 4 de outubro de 1979: nesta quinta-feira LUCINDA recebe a visita da portuguesa dona LÚCIA. Esta quer alugar sua casa para nós, da Rua ELIAS ACRAS. Talvez mudemos daqui há quinze ou vinte dias. No DELPHIN BALANCIER estão: CORONÉIS PM TRANCHESI, JUVENAL, ASSIS, MAJOR PM JÓBIO MIRANDA e outros. O 1º BPChq está em festa. A PM outorgou a Medalha “BRIGADEIRO TOBIAS” ao governador, ao vice-governador, oficiais generais das Forças Armadas, ex-Comandantes Gerais, Oficiais da Corporação e autoridades civis. O 1º TENENTE PM ALBERTO, na hora do almoço, discute comigo um problema psiquiátrico num caso complicado. O TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES e o MAJOR PM NIOMAR vêm ao CPChq. Conversam com o CORONEL PM RIGONATTO sobre uma ocorrência envolvendo uma guarnição de ROTA com soldados do Exército. Isso aconteceu em 13 de setembro de 1979. Mais tarde, já em casa, vejo pela TV: o quarto dia do PAPA JOÃO PAULO II nos EUA – FILADÉLFIA; Comemorações do Centenário de OSÓRIO; Política salarial no Congresso (188 substitutivos ao Projeto); MIGUEL ARRAES filia-se ao MDB; Presidente FIGUEIREDO visita ITAJUBÁ. LUCINDA conta para mim novos problemas envolvendo sua filha MARLENE. O PEDRINHO, esposo da IVETE, vem chamá-la às 22 horas. Ele brigou com a mulher e a MARLENE vai servir de “bombeira”. LUCINDA aguarda sua chegada.
  34 a. JORNAL DA TARDE publicava os destaques na sua edição de 4 de outubro de 1982: a rodada do Campeonato Paulista, que havia sido realizada no dia anterior, e também a economia nacional. O ministro da Fazenda havia afirmado que o BRASIL não entraria em recessão. Além disso, a edição mostrava os protestos em SANTANA DO PARNAÍBA contra a sujeira no RIO TIETÊ e uma matéria sobre os 25 anos do primeiro satélite.
  33 a. da posse do Cel. ANTÔNIO AUGUSTO NEVES como JUIZ do TRIBUNAL  DE  JUSTIÇA MILITAR, em 4 de outubro de 1983. Aposentou-se em 1997. Foi candidato a Deputado Federal, mas não foi eleito. Em 2002, novamente tentou entrar na política, candidato a Deputado Federal, mas ainda não foi desta vez que ele conseguiu o seu intento. 
  31 a. da solenidade em que o CEL NILTON VIANNA, na época Cmt. Geral, foi empossado CAVALEIRO DA ORDEM DE SANTO AMARO, em 4 de outubro de 1985.
  31 a. morrem 34 presos no PERU em motim promovido pela organização guerrilheira  SENDERO LUMINOSO, em 4 de outubro de 1985.
  29 a. ALBERTO DÓRIA, presidente da Escola de Samba ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA, é assassinado com quatro tiros, em 4 de outubro de 1987.
  29 a. de minhas anotações em 4 de outubro de 1987: neste domingo os trabalhos de Processo Decisório – PM6 (Orçamento Estratégico) e PM4 (Logística de um Batalhão de Radiopatrulha) estão me perturbando um pouco. Temos de entregá-los uma semana antes à Viagem de Estudos, ou seja, de 12 a 16 de outubro. Nesta manhã a idéia era ir até POÁ, a fim de visitar minha mãe. Acontece que os estudos impedem-me de realizar essa viagem.
Os cosmonautas PAVEL POPOVITCH, ANDRIAN NIKOLAEV, VALENTINA TERESHKOVA, IURI GAGARIN e VALERI BUIKOVSKI fazem lembrar que há trinta anos os soviéticos lançavam o SPUTNIK e davam início à conquista espacial (caderno especial de A FOLHA DE SÃO PAULO). Na quarta-feira, dia 30 de setembro, o cosmonauta soviético IURI KOMANENKO quebrou o recorde de permanência humana no espaço. Hoje, está completando 241 dias a bordo da estação MIR.
Na tarde, pela COPA UNIÃO, assisto BAHIA x GOIÁS. No primeiro tempo o BAHIA vence por 1 a 0. Esse resultado não sofre alteração no segundo tempo. No MARACANÃ, FLUMINENSE 1 x FLAMENGO 0. No MORUMBI,  CORINTHIANS 0 x SÃO PAULO 0. Também empatam em 0 a 0 SANTA CRUZ x CRUZEIRO.
Dois dias depois do violento terremoto que sacudiu LOS ÂNGELES e região e causou a morte de oito pessoas, além de danos em vários edifícios, um novo tremor ocorreu hoje de madrugada no SUL DA CALIFÓRNIA, trazendo mais medo à população.
A mãe-avó PAT ANTHONY entregou os três bebês que gestou e deu à luz para sua própria filha, KAREN, para que ela passe a amamentá-los. PAT ANTHONY, de 48 anos, concordou, há meses, em receber os óvulos fertilizados de sua filha, que há anos vinha tentando, em vão, ter filhos.
O motorista policial NILTON MOURA, de 29 anos, foi preso ontem pela manhã, no Pronto Socorro do JABAQUARA, acusado de traficar cocaína e maconha e fazer parte do bando de LUIZ BRANCO, assaltante de bancos morto há dez dias. 
  28 a. ANISTIA INTERNACIONAL expõe um informe no 40º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 4 de outubro de 1988. Esse informe vem confirmar o lamentável panorama mundial sobre este direitos. 
  27 a. falece LUTHERO VARGAS, em 4 de outubro de 1989.
  27 a. empresário LUÍS SALLES é libertado no dia 4 de outubro de 1989, depois de ter passado 65 dias, seqüestrado. A família pagou um resgate de 2,5 milhões de dólares.
  25 a. falece o ex–piloto de FÓRMULA 1 - DENIS HULME, no dia 4 de outubro de 1991.
  25 a. delegados de 30 países fecham acordo em MADRI, no dia 4 de outubro de 1991. Esse acordo define a ANTÁRTICA como reserva natural para a paz e a ciência. Também é proibida a exploração durante 50 anos.
  23 a. falece o Cel. Ref. ANTÔNIO VIEIRA FILHO, em 4 de outubro de 1993.
  23 a. do bombardeio ao PARLAMENTO RUSSO, pelo EXÉRCITO, a mando do Presidente BÓRIS YELTSIN, em 4 de outubro de 1993.
  23 a. de explosões no norte de LONDRES e ao norte de BELFAST. Cinco bombas colocadas pelo EXÉRCITO REPUBLICANO IRLANDÊS explodiram no norte de LONDRES e uma outra abalou uma vila ao norte de BELFAST logo depois que líderes do grupo guerrilheiro deram boas-vindas a uma iniciativa de paz apoiada por nacionalistas para a turbulenta província da IRLANDA DO NORTE. Os atentados na capital britânica causaram ferimentos leves em algumas pessoas, pequenos danos materiais e um caos no trânsito, no dia 4 de outubro de 1993.
  22 a. falece JOAQUIM MARCELINO DE OLIVEIRA. Nasceu em Monte Aprazivel em 31/07/1912, filho de Joaquim Marcelino de Oliveira e Maria das Dores de Jesus, ao todo 08 irmãos.
Aos 08 anos ficou órfão de mãe, e aos 10 de pai, e a madrasta entregou os 7 irmãos ao irmão mais velho, o único casado.
Para um casal recém casado, receber 7 crianças,  obvio que não deu certo,  e aos 12 anos, Joaquim passou a viver  em chácaras, onde pagava estadia com serviços. Aos 18, veio para a cidade, onde passou a trabalhar em comércio, tirou carteira de habilitação, e foi convocado para servir a Pátria durante a Revolução Constitucionalista. Terminada a Revolução, foi viver em Monte Aprazível, passou a trabalhar como motorista de ônibus, e casou-se  em Auriflama, com Emilia Rodrigues de Oliveira, 18 anos mais nova, e tiveram 4 filhos, Geralda, Fatima, Jose(falecido), Etelvina.
Quando éramos crianças, morávamos em fazenda, e como meu pai era um verdadeiro contador de causos, nos pedíamos q ele contasse estórias da guerra. E o que narro aqui, são fatos, dos muitos que se perderam no tempo, mas que ajudam a manter viva a Revolução Constitucionalista.
Segundo narrativa, ele foi convocado em José do Rio Preto, e partiu com destino a Campinas. Conta que a maior tristeza que teve, foi quando no dia do embarque ele não tinha ninguém  de quem se despedir, na plataforma,  os pais mortos,  irmãos perdidos em casas diversas, ele sozinho. Na hora do embarque, lotaram os vagões de passageiros, e ele  embarcou num vagão de carga, e viajou sentado com as pernas para fora, aproveitando a paisagem. Imagino o que deve ter passado na cabeça daquele menino de pouco mais de 18 anos, tirado de sua vidinha pacata, e enviado pra frente de batalha.
Chegando em Campinas, ficaram acantonados próximo à Jaguariúna, num local chamado Tanquinho, e depois seguiram para o Setor Jaguari, onde houve um confronto.
Estava ao lado de Ipiroldes quando este foi atingido, e junto com outro soldado, o levou ate o posto  da Cruz Vermelha, onde Ipiroldes já chegou morto, e foi enterrado no Cemitério que havia no bairro Carlos Gomes,  e no velório apenas alguns pracinha, dentre eles meu pai, com a farda ainda suja  de sangue, e que assim  ficou por mais 3 dias.
Era período de inverno, começo de primavera, falava do frio, da fome, e de porcos e galinhas doados por chacareiros, que eram mortos e assados nas trincheiras mesmo. Terminada a Revolução, voltou para Rio preto, onde se tornou motorista de ônibus.
Não falava da Revolução com amargura, e sim com orgulho, e tinha sentimento cívico dentro de si. Mesmo após os 70 anos, não deixou de votar, e no dia de eleição, levantava-se bem cedo, vestia um terno, e ia votar. Nunca disse a ninguém em quem votava, pois para ele, o voto era secreto. Dizia apenas que nunca votou em branco ou anulou voto,
Graças a interferência de Sr.Helio Pelegrini, de São Jose do Rio Preto, conseguiu a pensão ao soldado constitucionalista, da qual hoje minha mãe é beneficiária. Faleceu em São Jose do Rio Preto, em 04 10 1994, aos 82 anos.
(Essa pequena biografia foi escrita pela filha GERALDA)
  22 a. de um violento terremoto no JAPÃO : 7,9 na escala RICHTER, no dia 4 de outubro de 1994.
  22 a. do incêndio que destruiu o CINE IGUATEMI, em 4 de outubro de 1994.
  22 a. da eleição do ex-ministro da Fazenda, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, para a PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL, no primeiro turno, com o apoio de 54,3% dos eleitores. O principal jornal de economia e finanças da EUROPA, o FINANCIAL TIMES, publicou na capa um artigo sobre as eleições no BRASIL, afirmando que FERNANDO HENRIQUE CARDOSO deveria ser o novo presidente, de acordo com as pesquisas de boca-de-urna. O jornal lembrou que as pesquisas acertaram os resultados das eleições presidenciais de 1989, quando FERNANDO COLLOR DE MELLO foi eleito. Numa página inteira, publicou foto de FERNANDO HENRIQUE depositando o voto na urna, em 4 de outubro de 1994.
  22 a. um terremoto de 8,2 pontos na escala RICHTER atinge o JAPÃO, em 4 de outubro de 1994. Ondas enormes provocaram inundações e mortes no litoral.
  22 a. cientistas anunciam a descoberta, na ILHA DO CAJUAL, no MARANHÃO, do maior número de fósseis de dinossauros já encontrados no BRASIL, em 4 de outubro de 1994.
  22 a. governo da UCRÂNIA aceita um plano internacional para fechar a usina de CHERNOBYL, no dia 4 de outubro de 1994. Em 1986 provocou o maior acidente nuclear da história.
  22 a. da definição de um acordo assinado entre ESTADOS UNIDOS e CHINA, de não proliferação de mísseis, em 4 de outubro de 1994.
  20 a. do encerramento das atividades do CINE SÃO GERALDO,  na PENHA, no dia 4 de outubro de 1996.   
  19 a. falece o ex–general nazista OTTO ERNST REMER, último chefe da Segurança  de HITLER,  na  ESPANHA, em 4 de outubro de 1997.
  18 a. das seguintes anotações em 4 de outubro de 1998: depois de uma longa campanha política, acontecerão hoje no BRASIL as maiores eleições que o país já teve. Passo uma manhã boa na biblioteca. É um domingo ensolarado. Aproveito que o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR irá entrar de serviço no CSM-AM e pego uma “carona” em seu carro. De metrô, atinjo a Avenida LIBERDADE por volta do meio-dia. Uma tremenda sujeira, com muito papel e distribuição farta de “santinhos” caracteriza os arredores da ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO. Ali, entro numa fila extensa e descubro logo que muita gente não veio preparada para votar na urna eletrônica. Voto no MICHEL TEMER para deputado federal; CORONEL PM ÉDSON FERRARINI para deputado estadual; FERNANDO HENRIQUE CARDOSO para presidente; FERNANDO ROSSI para governador e OSCAR para senador. Retornando a GUARULHOS, vou embarcar no EXPRESSO BRASILEIRO, na PRAÇA PRINCESA ISABEL. LUCINDA está sossegada neste domingo. Não votou, como é seu hábito. Converso por telefone com minha mãe, compensando a minha não ida a POÁ. Tudo vai bem com ela.
No GP DE HOUSTON (FÓRMULA MUNDIAL), o campeão é DARIO FRANCHITTI. Em segundo chega ALESSANDRO ZANARDI (já campeão da categoria, antecipado); terceiro, TONY KANAAN, do BRASIL.
GUSTAVO KUERTEN derrota na final o espanhol CARLOS MOYÁ e vence o ATP TOUR DE MALLORCA. O chileno MARCELO RÍOS e a americana VÊNUS WILLIAMS ganharam a COPA GRAND SLAM DE TÊNIS, em MUNIQUE. RÍOS levou o título ao derrotar o americano ANDRÉ AGASSI. Já VÊNUS tornou-se campeã ao bater a suíça PATTY SCHNYDER. Em TOULOUSE, FRANÇA, o holandês JAN SIEMERINK conquistou o título do ABERTO local ao vencer o inglês GREG RUSEDSKI.
A disputa para saber quem vai concorrer no segundo turno com PAULO MALUF ao governo de SÃO PAULO está sendo feita voto a voto pelos candidatos MÁRIO COVAS e MARTA SUPLICY. Os resultados permitem uma conclusão. O candidato FRANCISCO ROSSI amarga um quarto lugar. Na briga pelo Senado o candidato EDUARDO SUPLICY vence a disputa com OSCAR. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO está reeleito presidente no BRASIL. Durante a noite, acompanho a apuração dos votos, além de jogar xadrez com o computador. Chove muito durante a noite. A televisão noticia grandes estragos na 24ª BIENAL DO IBIRAPUERA. Foi proibida a visitação do público. Choveu granizo em SÃO PAULO e também em alguns lugares de GUARULHOS, como por exemplo na VILA AUGUSTA. 
  17 a. das anotações feitas em 4 de outubro de 1999 (segunda-feira): é esta uma segunda-feira de muito frio. Dez graus no centro de SÃO PAULO, às 10:30 horas. Piorando as coisas, volta a dor no pé esquerdo proveniente do ácido úrico. Faltam os integrantes do MMDS. ELÁDIO e ALEMÃO estão cumprindo o PLANO SÃO PAULO. ANT está encrencado com uma doença que o acompanha há mais de um mês. Deveria ter tomado remédios neste final de semana, mas vai protelando o tratamento. As aulas são prejudicadas.
Muito sossego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES passa algumas horas conosco. Já estou revendo a documentação para FINADOS. Iremos solicitar ao abade do MOSTEIRO DE SÃO BENTO a celebração da missa no Monumento Mausoléu por parte do abade DOM ROCCO FRAIOLI.
A mística do número 13 persegue ZAGALLO. O treinador foi “degolado” pela diretoria da PORRTUGUESA, ontem, após 13 jogos e apenas três vitórias no Campeonato Brasileiro.
A médica LUCY MAYUMI UDAKIRI, de 39 anos, foi morta com dois tiros no estacionamento do PAS da COHAB JOSÉ BONIFÁCIO, na zona leste, quando chegava para trabalhar. O crime ocorreu às 6:50 horas e foi praticado por dois ladrões que estavam na fila à espera de atendimento. A dupla exigiu a bolsa e as chaves do GOL e atingiu quando ela se negou a atendê-los.
Sobrou pancadaria, além de corre-corre, na retirada dos camelôs da Rua DOZE DE OUTUBRO e adjacências, na LAPA. A operação, que começou a 0:30 hora e só foi controlada às 11 horas, contou com 600 homens da GUARDA CIVIL METROPOLITANA e 100 homens da PM, inclusive da tropa de choque.
Um ladrão roubou a MERCEDES-BENZ do estudante RICARDO ALEX GHARIB, filho do ex-deputado HANNA GHARIB. RICARDO foi atacado quando estava na garagem do prédio de um amigo, no PARAÍSO.       
  16 a. falece o ator NEWTON PRADO, aos 73 anos, em decorrência de problemas cardíacos. Ele estava internado havia três semanas na UTI do Hospital LEÃO XIII, no IPIRANGA. Entre os seus últimos trabalhos estão as minisséries  ANARQUISTAS, GRAÇAS A DEUS; RABO DE SAIA e as novelas SANGUE DO MEU SANGUE e CAVALO DE FOGO. Em 4 de outubro de 2000.
  16 a. falece o prêmio NOBEL DE QUÍMICA de 1993, MICHAEL SMITH, aos 68 anos, de câncer, no dia 4 de outubro de 2000. Nascido na INGLATERRA, foi premiado pelas pesquisas sobre reprogramação dos segmentos do DNA.
  16 a. falece o compositor de jazz CARL SIGMAN, em 4 de outubro de 2000. Autor dos clássicos LOVE LIES, BALLERINA e ALL TOO SOON, que fez para DUKE ELLINGTON. Em 1966 compôs A DAY IN THE LIFE OF A FOOL com o brasileiro LUIZ  BONFÁ.
  16 a. da internação do ator ANDRÉ GONÇALVES, agredido por seguranças do restaurante brasileiro O PORCÃO, em LISBOA -PORTUGAL.  Não se sabem os motivos da briga. O ator fraturou o maxilar, em 4 de outubro de 2000. 

ACONTECEU EM 4 DE OUTUBRO DE 2001 :-    QUINTA-FEIRA
Por volta das 8:30 horas, telefona-me o senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Vai agora cedo para ITATUBA, empolgado com a possibilidade de criar uma escola rural em suas terras. Quer ele que o CORONEL PM RENALDO leve para uma reunião que teremos amanhã um orçamento sobre a parte elétrica, ainda com referência à reforma do Monumento Mausoléu. Preocupa-se ele com o “CASO RODRIGO”. Quer ver o rapaz fora da diretoria do Museu, Arquivo Histórico e Biblioteca pela sua ineficiência no cargo e ter contribuído para certos atritos internos. Mais tarde, quem faz um contato telefônico comigo é o senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. Tratamos da reunião de amanhã. Deve comparecer também o CORONEL PM Res GUIMARÃES.
O CAPITÃO APARECIDO foi internado por problemas de depressão. Ele não se conforma em ter perdido o pai. Alguns companheiros irão visitá-lo hoje. No MMDC a tarde é muito trabalhosa. Um sargento do Centro Odontológico, SARGENTO PM DUARTE, veio pleitear a outorga de medalhas para o TENENTE-CORONEL Dent PM THOMAZ WASSAL, MAJOR Dent PM MAURO PAULUCCI, 2º SARGENTO PM SIDNEY ROBERTO DUARTE, CABO PM MARCELO OLIVEIRA ROSA e SOLDADO PM JOSÉ CARLOS DUARTE SAPUCAIA. Acontece que a solenidade será amanhã e não temos condições para preparar os diplomas em tempo tão exíguo. Discute-se a data de 19 de outubro, aniversário do CSM/SSUBS. A DIRETORIA DE SISTEMA DA PM mandou um sargento ao MMDC para estabelecer o programa de débito automático. O CORONEL PM RENALDO achou melhor tirar essa incumbência do seu filho ANDRÉ, que até agora não fez nada.
Deixo o MMDC atordoado. Não tenho ajuda dos demais diretores e, no final, cai tudo nas minhas mãos. Não deu tempo de ir aos bombeiros para pedir a colaboração nos estragos causados pelas chuvas na parte de cima do prédio e nem tempo para manter contato com o Comando Geral, no caso da audiência com o governador.  

Por volta das 19h45min, JADER BARBALHO finalmente entregou a carta de renúncia do cargo de SENADOR. Acaba um drama que durou vários meses, quando sua situação tornou-se insustentável. Se não renunciasse, seria processado na COMISSÃO DE ÉTICA do SENADO por quebra de decoro parlamentar.
O senador RAMEZ TEBET, atual presidente do senado, cansou de esperar pela renúncia e foi para sua casa oficial, onde a carta de JADER lhe foi entregue. Será lida amanhã em plenário.

PAQUISTÃO ACEITA  PROVAS  DOS  EUA  CONTRA  BIN LADEN -
Material é suficiente para levar o saudita a julgamento e se refere também a atentados de 1998 e 2000. BUSH RESERVA US$ 320 MIL PARA REFUGIADOS AFEGÃOS. OTAN FORNECE NAVIOS E AVIÕES ÀS FORÇAS AMERICANAS.

UM AVIÃO RUSSO TUPOLEV-154, que fazia a rota entre TEL-AVIV e a cidade siberiana de NOVOSIBIRSK, explodiu no ar e caiu no MAR NEGRO, causando a morte de seus 77 ocupantes - a grande maioria israelenses. A suspeita inicial foi de um ato de terrorismo. Por isso, o aeroporto de onde o vôo havia partido, BEN GURION, foi fechado para pousos e decolagens. Outra hipótese, levantada pelo governo americano, é a de que o avião teria sido atingido por um míssil, disparado por ucranianos e russos que realizavam manobras militares. O aeroporto de TEL-AVIV foi fechado.

LIBERTADO o empresário RICARDO MANSUR, ex-dono do MAPPIN e da MESBLA, que estava preso desde 14 de agosto, na carceragem da Polícia Federal. O juiz ALI MAZLOUM, da 7a. Vara Criminal Federal, considerou que não havia prova suficiente para a acusação de divulgação de informações falsas contra o BRADESCO pela INTERNET.

MORREU o norte-americano ROBERT STEVENS, 63 anos, internado no dia 2 de outubro no JFK MEDICAL CENTER, em MIAMI, não resistindo a ação de uma bactéria tóxica antraz. O presidente BUSH apressou-se a dar entrevistas afirmando que este era um fato isolado e que nada tinha a ver com uma possível reação de terroristas radicais. Foi o primeiro caso de antraz nos ESTADOS UNIDOS. A vítima, ROBERT STEVENS, de 63 anos, editor de fotos do semanário THE SUN, morre no dia seguinte.


2 002  :  -     SEXTA-FEIRA
O ponto alto das comemorações do DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS acontece hoje, no LARGO SÃO FRANCISCO, com a bênção dos animais e a distribuição de três mil mudas de plantas. A festa também conta com barracas de comidas e bebidas típicas, artesanato e plantas.

Pela manhã, dona ÂNGELA conversa com MARLENE e LUCINDA sobre a morte da gata da MARLENE, em 23 de setembro. Nega que tenha matado o animal, mas tanto a MARLENE como a LUCINDA têm certeza de que dona ÂNGELA deu uma vassourada na gata, quebrando-lhe a espinha. O "felinocídio” aconteceu no mesmo dia em que a ALINE, nossa afilhada, completou aniversário. Por causa do ato selvagem da mãe, a ALINE não foi cumprimentada pela data e isso foi sentido pela menina que “cobrou” da mãe o estremecimento entre os vizinhos.

Com temperatura agradável – vinte e um graus – vou para SÃO PAULO. Quando chego no MMDS já são 12 horas. Antes, cruzei com o casal do século 20, YARA e CARLOS FUCHS, nossos velhos conhecidos. Pouca coisa posso fazer com os oficiais, pois logo estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Começo a desconfiar que minha ajuda de ontem para com o CLÁUDIO MOISÉS DA SILVA PINTO foi um ato não levado em consideração pela pessoa. Ficou esse rapaz de passar uma mensagem no correio eletrônico e isso não aconteceu. Vamos aguardar a semana que vem para então tomar uma decisão.

Conversei com o CORONEL PM HERMES BITTENCOURT CRUZ na PRAÇA CLÓVIS BEVILACQUA. Conta-me que o CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO fez um pronunciamento na rádio ELDORADO, no dia 2 de outubro, pelo término da Revolução de 32, fato esse comemorado por nós no IBIRAPUERA.

Dona CÉLIA mostra-me as fotos que ela tirou durante a solenidade de 2 de outubro. Isso serve como documentário histórico, como quer o nosso presidente. Hoje, o Sr. MARCONDES não mantém contato comigo. Apenas pediu para dona CÉLIA remeter por fax o teor de uma carta desabusada escrita pelo diretor do MUSEU HISTÓRICO, OCTÁVIO MARCONDES MACHADO MARCHI.

Além das nove missas celebradas hoje na igreja de estilo barroco, construída em 1648, a Paróquia e Santuário SÃO FRANCISCO DE ASSIS encerrou a festa no Convento de SÃO FRANCISCO. “Agora só no ano que vem”, disse o frei SEVERINO CLASEN. Apesar de as comemorações ocorrerem todos os anos, há apenas dois ocorre o ritual festivo na paróquia.  Segundo o frei , cerca de trinta mil pessoas visitaram a igreja e a festa de hoje.

TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA – TENENTE–CORONEL PM SÉRGIO GUEDES BRASIL, PM 1 do ESTADO MAIOR DA PMESP. Nasceu em 5 de junho de 1948. Entrou na antiga FORÇA PÚBLICA em 14 de março de 1967. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 5 de setembro de 1972. PROMOÇÕES : 2º Tenente – 24 de maio de 1973; 1º Tenente – 15  de dezembro de 1977; Capitão – 24 de maio de 1984; Major – 25 de agosto de 1990; Tenente–Coronel – 24 de maio de 1995.
   
Dois homens que ocupavam uma PARATI, roubada dia 12 de setembro no Jabaquara, assaltaram, no início da noite, um empresário que dirigia um SANTANA, na rua 13 de maio, BIXIGA, região central de São Paulo. Os ladrões levaram a vítima como refém, no carro dela, e abandonaram a PARATI no meio da rua. A polícia encontrou, no porta-malas do veículo, uma granada modelo M-4, de fabricação nacional. O artefato, apreendido pelo GRUPO DE AÇÕES e TÁTICAS ESPECIAIS (GATE), deixou moradores da região assustados. Segundo o tenente LUIZ GUSTAVO GOTARDO, do 11 º Batalhão de Polícia Militar, o assalto aconteceu nas proximidades da IGREJA NOSSA SENHORA DE ACHIROPITA, uma das mais tradicionais de SÃO PAULO. O empresário, cujo nome foi mantido em sigilo, teve de entregar trezentos mil reais e foi abandonado, a pé, alguns metros depois, na avenida Brigadeiro LUÍS ANTÔNIO. Os assaltantes fugiram no SANTANA.

O desempregado FRANCISCO JOSEONE DA COSTA de 46 anos, manteve reféns a veterinária TÂNIA MINHARE, de 46 anos, e o pai dela, GIÁCCOMO MINHARE, de 73 anos, por cerca de 23 horas numa clínica, em PRESIDENTE EPITÁCIO, interior de São Paulo. Armado com revólver 32 e com 500 gramas de explosivos, COSTA ameaçava matar as vítimas, parentes de sua ex–mulher. Ele estaria se vingando por causa de uma separação mal resolvida. Com a promessa de um depósito bancário na conta do acusado, a polícia o convenceu a libertar as vítimas, por volta das 17 horas. Mais de 50 policiais cercaram o local e as negociações foram feitas por telefone com o CAPITÃO DIÓGENES DALLE LUCA, comandante do GATE. DALLE LUCA classificou a invasão à clínica veterinária em PRESIDENTE EPITÁCIO, que durou 23 horas, como “Uma das negociações mais difíceis de minha carreira”.

A Secretaria de Segurança Pública de MATO GROSSO anunciou hoje que já identificou o assassino do empresário e jornalista SÁVIO BRANDÃO, dono do jornal FOLHA DO ESTADO. O matador é o cabo da PM HÉRCULES DE ARAÚJO AGOSTINHO. Foi ele quem disparou os tiros da pistola 9 milímetros que mataram o empresário no dia 30 de setembro. Além de HÉRCULES, o estudante de Direito EWÉRSON DAVI DE OLIVEIRA ROBALDO e o ex–PM CÉLIO ALVES DE SOUZA estão envolvidos na morte do empresário e do sargento JOSÉ JESUS DE FREITAS.

Um médico tentou resistir a um assalto e foi baleado na perna. Um PM viu tudo e foi também alvejado pelo ladrão na boca, mas conseguiu ferir o bandido no pé. O criminoso acabou preso. Desta vez, o tiroteio foi na esquina das Ruas PAMPLONA e ESTADOS UNIDOS, nos JARDINS. Eram 10:30 horas quando o médico neurologista THELBAS JOSÉ DE VASCONCELOS ROLIM, de 70 anos, sacou treze mil e novecentos reais no caixa de uma agência do Bradesco, dinheiro que seria usado para pagar os funcionários de sua fazenda em Itapetininga, no Interior do Estado. Ele havia saído de casa e passado em uma imobiliária, onde recebera novecentos reais de um aluguel. Depois, entrou no banco e sacou o dinheiro. Colocou tudo numa mala. Ao sair da agência e se aproximar de seu HONDA CIVIC, um jovem armado com uma pistola calibre 45 abordou ROLIM. Mandou o médico passar a mala, mas ele resistiu. Para que ele largasse a bolsa, o ladrão disparou na perna do médico. Na agência estava o cabo PM ROBERTO CARLOS RAMOS. De folga, sem farda, o PM viu o assalto e mandou o bandido parar, mas o jovem reagiu e disparou um tiro que acertou a boca de RAMOS. Este, o baleou no pé. O assaltante caiu na calçada e tentava levantar-se para apanhar a arma quando foi detido pelo investigador VLADIMIR SPINA, da DIVISÃO ANTI – SEQUESTRO. Também de folga, o investigador ouviu os tiros e correu na direção do banco, detendo-o. O CABO RAMOS está internado em estado grave.

Com a possibilidade de JOSÉ SERRA disputar o segundo turno com LULA, o dólar acabou caindo 2,16%, para fechar cotado a R$ 3,620, e a Bolsa de Valores de São Paulo descolou-se das parceiras americanas e subiu 1,31 %, também muito animada com o segundo turno.

MANTIDA a cobrança da CPMF até 31 de dezembro de 2003. A prorrogação da taxa da contribuição provisória sobre movimentação financeira foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

ASSUMIU o comando do programa XUXA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO o diretor ROBERTO TALMA. Ele ficará à frente do infantil até o início da produção da próxima novela das 6 da Rede Globo.

ANUNCIADO o resultado de positivo para o exame antidoping do pivô RAFAEL ARAÚJO, o BABY, que atuou pela seleção brasileira no MUNDIAL DE INDIANÁPOLIS no mês de setembro. BABY usou um esteróide anabolizante, substância proibida que aumenta a força e a potência muscular. Em UTAH, EUA.

A Justiça da CALIFÓRNIA condenou a PHILIP MORRIS a pagar a maior indenização da história a BETTY BULLOCK, 64 anos, portadora de câncer no pulmão. A decisão derrubou a Bolsa de NOVA YORK. Um júri do Estado norte–americano da CALIFÓRNIA ordenou o pagamento de vinte e oito bilhões de dólares por perdas e danos em um processo antitabaco. Caso venha a receber o valor, BETTY BULLOCK passará a ser a terceira norte–americana mais rica pela lista da revista FORBES, atrás do fundador da MICHOSOFT, BILL GATES, com fortuna pessoal de 43 bilhões de dólares e do investidor WARREN BUFFET, com 33 bilhões.

OS EUA anunciaram a desarticulação de outra célula terrorista da AL- QAEDA em seu território, composta de seis americanos, acusados de cumplicidade com a organização chefiada por OSAMA BIN LADEN.

JOHN WALKER LINDH, 21 anos, o “TALEBAN AMERICANO”, foi condenado por um tribunal de ALEXANDRIA, VIRGÍNIA, a vinte anos de prisão por ter-se unido aos milicianos da organização fundamentalista muçulmana que governou o AFEGANISTÃO até sua deposição por forças dos EUA, em 2001, no âmbito da guerra contra o terrorismo. LINDH, convertido ao islamismo, foi preso no AFEGANISTÃO e disse, chorando, estar arrependido e que “Não foi lutar contra os EUA”.

2 003  :  -    SÁBADO
Pela manhã, com início às 10 horas, acontece a entrega da MEDALHA “BRIGADEIRO TOBIAS”, na APMBB.

O Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO convida Vossa Excelência e Excelentíssima Família para a homenagem que prestará ao Poeta PAULO BOMFIM pela comemoração de seus 60 anos de vida literária, 45 anos de sua posse neste Instituto e 40 anos de ingresso na Academia Paulista de Letras, onde foi saudado por IBRAHIM NOBRE.
                       Ass.   NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS
                                                         Presidente
DIA 4 DE OUTUBRO DE 2 003, às 16 horas.

A cultura alemã é a atração nas ruas do BROOKLYN neste final de semana. A oitava edição da BROOKLYN FEST tem comida e bebidas típicas, artesanato, apresentações de música e dança. A presidente do Clube dos Lojistas do BROOKLYN, ELIZABETH BONINI, diz que “SERÁ A OKTOBERFEST DE SÃO PAULO”. Estão instaladas 180 barracas nas ruas JOAQUIM NABUCO, BARÃO DO TRIUNFO e PRINCESA ISABEL. Também funcionam quatro restaurantes alemães.

JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA retorna para casa, vindo de PERNAMBUCO, onde passou por sérios problemas financeiros, impossibilitado de viajar antes, por falta de dinheiro.

O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR e seu conjunto musical finalmente fazem a estréia no CLUBE ST. MORITZ, em MAIRIPORÃ.

Na tarde, assisto o jogo SÃO CAETANO x PONTE PRETA. O time da casa vence por 1 a 0. Ainda pelo CAMPEONATO BRASILEIRO, o SANTOS derrota o SÃO PAULO por 2 a 1, ficando agora a cinco pontos de distância do líder CRUZEIRO.
Na série B, o PALMEIRAS estreou na fase decisiva com uma grande vitória sobre o SANTA CRUZ por 3 a 1, nesta noite, em RECIFE.

No DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, até um casal de tigres siberianos recebeu a tradicional bênção dos animais, na Basílica de APARECIDA, no VAL DO PARAÍBA. “CHIBA” e “SABU” pertencem ao BETO CARRERO WORLD, em SANTA CATARINA, e viajaram 700 quilômetros, junto com a elefante “BABY”, o cavalo “FAÍSCA”, cinco pôneis e vários gatos, para serem abençoados.
Na Capital, muitas pessoas aproveitaram a manhã ensolarada para levar seus bichos de estimação à Igreja de SÃO FRANCISCO, no CENTRO. As escadarias do templo ficaram repletas de cães e gatos. A primeira bênção do frei SEVERINO CLASEN, reitor do santuário, aconteceu às 10 horas. Outras duas foram à tarde. A Avenida PAULISTA foi outro ponto de encontro dos amantes de animais hoje. Cerca de 800 pessoas participaram do “MANIFEST SHOW ANIMAL”, que reuniu representantes de entidades de apoio e adoção e artistas como a apresentadora do LATE SHOW da REDE TV! , LUIZA MELL, e o integrante do grupo de rock SEPULTURA ÍGOR CAVALERA.

Um monomotor com JOSÉ CARLOS MARTINEZ, presidente do PTB, dois assessores e o piloto sumiu hoje quando voava de CURITIBA para NAVEGANTES (SC). As buscas aéreas foram interrompidas à noite. Testemunhas ouviram uma explosão perto de GUARATUBA, no PARANÁ.

LIBERADO o ex-presidente do FLAMENGO, EDMUNDO DOS SANTOS SILVA, acusado de envolvimento no esquema de fraudes na RECEITA FEDERAL e no INSS. Foi solto depois de quatro dias de prisão no RIO.
  
Um ataque suicida, cometido por uma mulher, deixou hoje pelo menos 20 mortos – entre eles cinco crianças – e cerca de 50 feridos em um movimentado restaurante de HAIFA, no norte de ISRAEL. O grupo JIHAD ISLÂMICA assumiu a autoria do atentado, realizado na véspera do feriado de YOM KIPPUR (DIA DO PERDÃO). O ataque ocorreu após ISRAEL ampliar o muro de segurança em território palestino e anunciar a construção de 500 casas em assentamentos judaicos.

Único pesado que conquistou o título da categoria por quatro vezes, o veterano EVANDER HOLYFIELD vê um melancólico fim de carreira a duas semanas de completar 41 anos. Hoje, em LAS VEGAS, sofreu nocaute técnico no nono assalto do também americano JAMES TONEY, 35 anos, campeão dos cruzadores que estreou como pesado. TONEY fez HOLYFIELD “beijar” a lona. O técnico do ex-campeão mundial, DON TURNER, pediu o fim da luta.

ASSISTO na GLOBO o filme K-9 – UM POLICIAL BOM PRA CACHORRO II, de 1999. Direção de CHARLES T. KANGANIS, com JAMES BELUSHI, CHRISTINE TUCCI e JAMES HARDY. No segundo filme da série, o tira que forma dupla com cão policial ganha parceira – uma agente que também tem seu cachorro de estimação, um doberman. Os animais roubam a cena.

2 004  :   -   SEGUNDA-FEIRA         
Todos os jornais da capital publicam a vitória de JOSÉ SERRA na eleição de ontem, com MARTA SUPLICY em segundo lugar. As manchetes da primeira página de “O ESTADO DE SÃO PAULO” são:
SERRA SAI NA FRENTE PARA DISPUTA DO 2 º TURNO.
PT e PSDB MEDEM FORÇA NAS CAPITAIS.
PSDB EMPOLGADO: “SERRA VAI UNIR A CIDADE”.
LULA ENVIA EMISSÁRIOS PARA PEDIR A ERUNDINA QUE APÓIE MARTA.
MERCADANTE SE LANÇA CANDIDATO A GOVERNADOR.
NA CÂMARA, ANÍBAL, TATO, JATENE e GOULART NA FRENTE.
JOSÉ DIRCEU REAGE A FHC E CRITICA “INSOLÊNCIA TUCANA”.
FHC PROMETE MAIS EMPENHO NO SEGUNDO TURNO.
RESULTADO NÃO DEVE AFETAR REFORMA DO MINISTÉRIO.
FILHO DE DIRCEU É ELEITO COM 72% DOS VOTOS.
SURPRESA: A MILITÂNCIA DO PT NÃO FOI PARA AS RUAS.
Com 95% das urnas apuradas, o candidato PAULO MALUF registrava apenas 11% dos votos. Assim, o malufismo obteve ontem em SÃO PAULO seu pior resultado desde 1982 em eleições majoritárias. Naquele ano, REYNALDO DE BARROS (PDS), candidato de MALUF ao governo do Estado, obteve 17,4% dos votos na capital, ficando em terceiro. Depois disso, o malufismo cresceu gradualmente na capital, atingindo seu pico na eleição de CELSO PITTA em 1996: 44,9% do total de votos. A vitória de PITTA marcou o início do declínio do malufismo. Seu desgaste contribuiu para a derrota de MALUF para o governo estadual em 1998: MALUF obteve 29,6% dos votos na capital e 27,5% no Estado. O fundo do poço parecia ter sido alcançado em 2000, com as denúncias da ex-mulher de PITTA, NICÉA CAMARGO. Naquele pleito, MALUF só obteve 15,7% dos votos na capital. Apesar de não ter conseguido chegar ao segundo turno para a eleição a governador em 2002, a votação de MALUF na capital havia subido para 24%. Agora, despencou ainda mais, e o ex-prefeito amarga a derrota mais desastrosa de sua carreira política. Esta é a segunda vez consecutiva que PAULO MALUF fica fora do segundo turno.
Recebo um telefonema da professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. Quer saber como está indo a votação da advogada CÉLIA MARCONDES, do PARTIDO VERDE, nossa candidata à vereança de SÃO PAULO. Não vai nada bem. Apenas recebeu 1.045 votos.
Por volta das 13 horas, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Encontro o VASCO passando as suas funções para LUCIENE. Ele me conta que está deixando o MMDC, pois o serviço que pegou no Aeroporto não permite mais tempo para se dedicar a outros afazeres. A moça que hoje está assumindo o seu lugar foi arrumada pelo CORONEL RENALDO, que ainda é o tesoureiro da Sociedade. Não encontro hoje dona Célia e nem o Sr MARCONDES. Em seguida, passo pela AORRPM e converso com alguns oficiais que ali se encontram sobre os resultados da eleição. Como já era de esperar, não conseguimos colocar ninguém da PM na Câmara Municipal. Isso por culpa dos próprios candidatos: são muitos e uns tiram votos dos outros. O mais votado é o CAPITÃO OLÍMPIO. Nesta segunda-feira, revejo um tenente dos meus tempos do 31º BPM, nos anos 1970, SÍLVIO. Lembramos os nomes dos companheiros daquela época. Já se passaram mais de trinta anos que fui CAPITÃO desse batalhão, depois transformado no atual 13 º BPMM.
No MMDS, AMÉRICO leva-me a assistir O JOGO DOS ESPÍRITOS. Oito estudantes se reúnem em torno da TÁBUA OUIJA e fazem o jogo do copo. Um espírito maligno é invocado, da mesma maneira e no mesmo lugar que foi há muitos anos atrás. O copo anuncia que TODOS VÃO MORRER. E é o que acontece.
VICTÓRIO quer saber a posição do vereador WILLIAM WOO, candidato à reeleição, pois votou nele. O autor do projeto de lei pelo retorno do nome do túnel NOVE DE JULHO foi um dos mais bem votados: está em 14 º lugar.
Por volta das 16 horas, retorno a GUARULHOS. O tempo sofreu uma pequena melhora. Pôde-se andar sem agasalho nesta segunda-feira.

PAULO CÉSAR comenta e LUCINDA assiste na TV o toque de recolher ordenado por traficantes na VILA BARROS, bairro onde o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR freqüenta diariamente, há muitos anos. Ali, o JOÃO tem seus amigos, quase todos músicos. O motivo dos marginais ordenarem o fechamento do comércio foi a morte de dois bandidos, em tiroteio, com a polícia, na madrugada. Os comerciantes da rua CARLOS KORKISCHKO, travessa da avenida OTÁVIO BRAGA DE MESQUITA, e do entorno ficaram assustados. Os moradores, com medo, não comentaram o assunto. Carros da PM passaram o dia em ronda na região. A ordem para fechar as lojas foi dada após a morte de dois traficantes. A troca de tiros ocorreu quando policiais investigavam o roubo de um TIPO cinza, na MARGINAL BAQUIRIVU. Os agentes descobriram o carro durante patrulhamento de rotina na avenida OTÁVIO BRAGA DE MESQUITA, por volta da 1 hora. Imediatamente, pediram que os ocupantes do TIPO parassem. Os bandidos, no entanto, aceleraram o veículo, dando início à perseguição. Na MARGINAL BAQUIRIVU, os criminosos perderam o controle do carro e acabaram batendo. Os dois desceram do TIPO e começaram a atirar. Atingidos, os assaltantes foram levados ao Hospital Geral de GUARULHOS, onde morreram. Nenhum policial ficou ferido. Foram apreendidos com os bandidos dois revólveres TAURUS, calibre 38. A polícia desconfia que eles trabalhavam para um traficante identificado como LAGARTIXA. O carro já foi devolvido aos donos.    

A missa de sétimo dia do bicheiro WALDEMIR PAES GARCIA, o “MANINHO”, reuniu 400 pessoas na Igreja da CANDELÁRIA. Na cerimônia, com coral e órgão, foi entoada a ORAÇÃO de SÃO FRANCISCO DE ASSIS, protetor dos bichos, cujo dia foi comemorado hoje. O filho de MANINHO, MIRO, chorou muito. Na CANDELÁRIA, igreja preferida da elite carioca, as cenas faziam lembrar o filme O PODEROSO CHEFÃO. As pessoas se aproximavam dos chefes do bicho e beijavam suas mãos. AÍLTON GUIMARÃES JORGE, o CAPITÃO GUIMARÃES, condenado por contravenção em 1993, disse representar a LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA (LIESA), entidade na qual MANINHO era da diretoria. “Faremos um minuto de silêncio na próxima reunião”. O pai de MANINHO, WALDEMIR GARCIA, o MIRO, saiu logo. ANA CLÁUDIA SOARES, com quem MANINHO viveu por seis anos e estava separado um mês, acompanhou a missa. À tarde, depôs na polícia e disse que ele era fazendeiro, não estava envolvido com o jogo do bicho, nem tinha inimigos e garantiu que nunca se separou dele.

Quase metade dos vereadores eleitos em SÃO PAULO vai ocupar o cargo pela primeira vez. A Câmara Municipal renovou 25 (45%) das 55 cadeiras, um índice menor do que em 2000 quando a renovação foi de 50,9% das vagas. A nova composição proporcionou uma divisão igual de forças entre petistas e tucanos. O PT perdeu 5 cadeiras, reduzindo de 18 para 13 seus representantes na Casa. O PSDB conseguiu aumentar o número de eleitos, crescendo de oito para treze. Os tucanos tiveram o candidato mais votado na cidade: JOSÉ ANÍBAL, com 168.800 votos. O paulistano vai presenciar na tribuna alguns nomes já famosos fora dela. Alguns eleitos formam a chamada bancada do esporte: a jornalista e apresentadora SONINHA (PT), o ex-judoca e medalha de ouro em SEUL, AURÉLIO MIGUEL (PL), e o ídolo da torcida palmeirense na década de 1970, ADEMIR DA GUIA (PC do B). A lista das celebridades ganha também a adesão do cantor AGNALDO TIMÓTEO (PP), que caiu no gosto de 37.336 paulistanos depois de ter sido eleito como vereador e deputado federal pelo RIO DE JANEIRO. Outros famosos não tiveram a mesma sorte, como ZÉ DO CAIXÃO (PTC) que teve apenas 6,5 mil votos e o ex-ídolo da torcida corintiana (PFL), com 2.804 votos. A lista de vereadores evangélicos terá como representante CARLOS ALBERTO JÚNIOR (PSDB), MARTA COSTA (PTB), BISPO ATÍLIO (PTB), JORGE BORGES (PP), BISPA LENICE (PV) e NOEMI NONATO (PSB). O atual vereador NABIL BONDUKI (PT) não conseguiu ser reeleito e hoje procurava os motivos para a decepção eleitoral. Em situação oposta, o vereador CELSO JATENE (PTB) comemorava sua primeira reeleição, sendo o terceiro mais votado com 69.354 votos.
Em evidência desde o regime militar, o coronel ERASMO DIAS (PP) pode se despedir das eleições. Aos 80 anos, ele sofreu dura derrota nas urnas, quando tentava a reeleição como vereador: foram cerca de nove mil votos. Em 2000, ele havia obtido 23,8 mil. Curiosamente, seu maior antagonista na Câmara, CARLOS GIANNAZI (PT), aumentou a votação e conseguiu se reeleger. Os dois protagonizaram brigas até em projetos de batismo de escolas com nomes como CARLOS LAMARCA e CARLOS MARIGHELLA. Se ERASMO DIAS deixa a Câmara, três outros conhecidos dos corredores do Legislativo paulista estão de volta. Derrotado em 2000, quando era do PSDB, AURÉLIO NOMURA retornou no PV. Quem também obteve novo mandato após fracassar na eleição passada foi MÁRIO DIAS (PTB). E o ex-vereador USHITARO KAMIA (PFL) surpreendeu como o mais votado de seu partido.

No dia de homenagens a SÃO FRANCISCO DE ASSIS, padroeiro dos animais, quem roubou a cena foram os mais de cem bichinhos de estimação – abençoados hoje na igreja SÃO FRANCISCO, no centro da Capital. A paróquia também teve um movimento intenso até o fim da tarde, por onde passaram pelo menos dez mil fiéis. A bênção de cães e gatos foi feita por frades e começou às 7:30 horas, quando ocorreu a primeira missa. Como parte das comemorações, às 14 horas um grupo de moradores de rua deixou a rua JUNQUEIRA FREIRE, na BAIXADA DO GLICÉRIO, e seguiu numa passeata pela paz até chegar à igreja. O horário de maior movimentação de católicos foi às 16 horas, com a Celebração dos Louvores das Criaturas. SÃO FRANCISCO fascina fiéis até hoje por causa dos ideais de simplicidade, pobreza, servidão e doação. Ele é considerado pela Igreja Católica como o irmão do sol, da água, das estrelas e dos animais – especialmente das aves. Foi canonizado em 1228 pelo PAPA GREGÓRIO IX, dois anos depois de sua morte.

O nascimento da bezerrinha GLÓRIA, no dia 19 de setembro, na fazenda experimental da EMBRAPA, em BRASÍLIA, marcou um novo avanço nas pesquisas da empresa na área da biotecnologia. GLÓRIA é filha de VITÓRIA, primeiro clone bovino da AMÉRICA LATINA. O nascimento de GLÓRIA somente foi divulgado hoje.   

JOSÉ PEKERMAN comandou hoje seu primeiro treino como técnico da seleção da ARGENTINA. O treinador substitui MARCELO BIELSA a partir do confronto contra o URUGUAI, no sábado, dia 9 de outubro. Vários dos atletas conheceram PEKERMAN na época em que ele comandou as seleções juvenis em campanhas vitoriosas como as dos Mundiais sub-20 do CATAR, em 1995, na MALÁSIA, em 1997, e na ARGENTINA, em 2001. Além do confronto contra o URUGUAI, no sábado, o time pega o CHILE, em SANTIAGO, no dia 13.

ANNITA NIEMEYER SOARES, 94 anos, faleceu nesta segunda-feira. Ela foi casada por 76 anos com o arquiteto OSCAR NIEMEYER, 96. ANNITA estava hospitalizada havia um mês. Deixa uma filha, ANNA MARIA NIEMEYER cinco netos, 13 bisnetos e quatro tataranetos. Extremamente abalado com a morte da eterna companheira, NIEMEYER está sendo cuidado por ANNA MARIA.

MORREU aos 77 anos o astronauta GORDON COOPER, um dos pioneiros na exploração espacial americana. COOPER era um dos sete tripulantes da nave MERCURY, que disputou importantes embates da corrida espacial com a antiga UNIÃO SOVIÉTICA. Ele também integrou o trio que participou da missão GEMINI V, em 1965, durante a qual se estabeleceu um recorde de permanência no espaço: 190 horas e 56 minutos.

Dois cientistas que desvendaram o funcionamento bioquímico do olfato foram presenteados hoje com o Prêmio NOBEL de FISIOLOGIA ou MEDICINA. RICHARD AXEL, da Universidade de COLÚMBIA, em NOVA YORK, e LINDA BUCK, do FRED HUTCHINSON CANCER RESEARCH CENTER, em SEATTLE, vão dividir as honras do prestigioso título, assim  como o prêmio de 1,38 milhão de dólares. Em 1991, eles publicaram um estudo pioneiro, no qual identificaram um grupo de aproximadamente mil genes que governam a captação de odores e que, no final, nos permitem diferenciar o cheiro de uma floricultura do de uma peixaria. Cada gene codifica uma proteína receptora específica, presente na membrana dos neurônios que ficam expostos ao ar dentro do nariz. Em contato com um odor específico, esses receptores enviam um sinal para o cérebro, que processa a informação e identifica o cheiro.

A explosão de três carros-bomba provocou mais carnificina hoje nas ruas de BAGDÁ e MOSSUL, deixando um saldo de 26 iraquianos mortos e mais de cem feridos. Os atentados em BAGDÁ ocorreram perto de alvos do governo, das forças americanas de ocupação e de hotéis que abrigam estrangeiros. No primeiro, um veículo carregado de explosivos foi detonado perto da entrada da ZONA VERDE, uma ampla área central superprotegida porque abriga os edifícios governamentais, o quartel-general das forças dos EUA e embaixadas. Pelo menos 15 pessoas morreram e 80 ficaram feridas. No segundo atentado, cerca de uma hora depois, um caminhão-bomba explodiu ao se aproximar de um comboio militar americano na RUA SADOUN, uma importante artéria onde estão localizados vários hotéis que hospedam estrangeiros. Aparentemente, foi um ataque suicida. Pelo menos seis pessoas morreram e mais de uma dezena ficou ferida. Nenhum militar americano foi atingido.  Em MOSSUL, o veículo com bombas foi colocado perto de uma escola primária e causou a morte de cinco pessoas, incluindo duas crianças. Como não havia nenhum alvo militar evidente na área, um oficial americano disse que possivelmente o carro explodiu prematuramente.

Militantes islâmicos enviaram hoje à TV árabe AL-JAZEERA, do CATAR, um vídeo mostrando a execução a tiros de dois homens, o empresário iraquiano IYAD ANWAR WALL, de 44 anos, e o turco YALMAZ DARBA, de 33. Um dos rebeldes do grupo BRIGADAS SALAFISTAS DE ABU BAQR AL-SIDIQ leu um comunicado acusando-os de espionagem. Em KIRKUK, na região curda, no norte do IRAQUE, foi encontrado o corpo decapitado de um policial iraquiano.

2 005  :   -  TERÇA-FEIRA
QUANTO MAIS PRÓXIMA SUA ALMA SE ENCONTRAR DE ALGUMA REALIZAÇÃO, PARADOXALMENTE O SINAL QUE CONFIRMARÁ TAL CONDIÇÃO SERÁ O DO AUMENTOS DAS CRÍTICAS RECEBIDAS, E DOS OBSTÁCULOS QUE ESSAS PESSOAS COLOCARÃO EM SEU CAMINHO.

O JORNAL DA TARDE publica na página 8 do caderno A seguinte manchete: A ROTA SAI DA RUA E VOLTA PARA O QUARTEL. Até dezembro de 2004, os policiais das RONDAS OSTENSIVAS TOBIAS DE AGUIAR, a ROTA, eram os responsáveis pela maioria dos flagrantes de tráfico e roubo durante a madrugada. Agora, a maioria de suas 120 viaturas raramente sai do quartel. Eles estão restritos a cuidar da entrada e saída de pessoas em favelas.

O jantar de ontem foi um dos pontos altos da administração GINO STRUFFALDI. Foi um sucesso. Pagas as despesas, a Sociedade conseguiu cerca de dois mil reais para pagamento de contas urgentes, como aquela em que temos de arcar com a ação trabalhista movida pelo VASCO RODRIGUES GAMA. Mas a festa também me deixou rouco, pois falei demais, além de um cansaço natural, pois fui deitar muito tarde.
LUCINDA conta-me que a MARLENE sentiu muitas dores ontem e foi obrigada a ir até o Pronto-Socorro de GUARULHOS. Comprou remédios caros na farmácia do LUIZ, na minha conta. Ele está com o vírus da herpes, com manchas vermelhas surgindo pelo corpo. Por outro lado o CABO PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR foi até o Hospital da Polícia Militar e o médico mandou fazer um exame de ouvido em outro hospital, desde que o nosso não tem a aparelhagem necessária. É uma pouca vergonha essa situação do nosso HPM. Apesar de tudo ainda tenho ânimo para lançar alguma coisa nas minhas memórias. Isso é interrompido por um telefonema da doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS. Pede-me os nomes dos comandantes do COMANDO DO EXÉRCITO SUDESTE, 4º COMAR e 8 º DISTRITO NAVAL. É que o IHGSP está planejando uma solenidade para 29 de outubro, quando serão empossados os novos sócios; vice-governador CLÁUDIO LEMBO e secretário da Educação, GABRIEL CHALITA. Ela também pede os lanceiros.
Por volta das 12 horas, estou conversando com MÁRIO MARGARIDO e alguns outros oficiais sobre a problemática do plebiscito sobre o desarmamento. Programas de televisão e rádio, jornais, revistas, publicam muita coisa sobre essa pergunta se deve ou não ter o comércio de armas. Vários oficiais da PMESP articulam-se em palestras a favor do NÃO. O MMDS se vê engolfado nessa situação e também acha que a compra de armas não deve ser proibida, pois a lei é clara quanto a isso. O plebiscito é totalmente desnecessário e do jeito que será realizado poderá trazer sérias conseqüências caso ganhe o SIM.
Na Sociedade uma senhora está à minha espera. Quer saber sobre o procedimento da PENSÃO ESPECIAL para os descendentes de um veterano de 1932. Perco tempo nessas explicações, pois o CORONEL PM RICARDO JACOB, tesoureiro, veio para acertar comigo os preparativos para uma exposição de motivos do MMDC ao presidente do BANESPA.
Pelo tesoureiro, fico sabendo que teremos de arcar com o pagamento de mais de oitocentos reais de juros do crédito rotativo. Faço ver ao RICARDO JACOB que estamos perdendo dinheiro com essa “brincadeira” que vem desde julho. Ele, como tesoureiro, não fez nada de positivo. Os dias vão passando e sua atuação até agora não surtiu efeito.
Enquanto isso, no Fórum da BARRA FUNDA, O CORONEL MENDES, CAPITÃO GINO e o advogado ROMAGNOLI estão ganhando a batalha da ação trabalhista movida pelo VASCO. Assim que tudo fica acertado, o MENDES telefona-me eufórico. Conta que foi feito um acordo e as partes concordaram em pagar ao VASCO a quantia de setecentos reais, em duas vezes. Quanto ao tesoureiro, ficou completamente alheio a tudo isso. Era obrigação dele estar presente a essa audiência no fórum.
Deixo a Sociedade tranqüilo, mas não estou bem de saúde. Falo com dificuldade e sinto cansaço.  Tanto é que cochilo durante a viagem de ônibus. Em GUARULHOS, passo pela farmácia do LUIZ, a fim de quitar a dívida feita pela MARLENE, no total de noventa e cinco reais.
Nesta noite, com dificuldade, procuro atualizar os meus apontamentos no computador. Os eventos que participei no domingo e na segunda-feira atrasaram isso. Recebo um telefonema do presidente GINO. Ele torna a reforçar as idéias sobre a nossa vitória na ação trabalhista e diz que o MENDES procurará tirar do SERASA o nome da Sociedade numa dívida feita em 2004 junto ao “ESTADÃO”, por ocasião da publicação do edital de convocação da Assembléia Geral. É mais uma herança da péssima administração do Sr GERALDO FARIA MARCONDES.

Lento e com seu ataque sem inspiração, o SANTOS sofreu muito para ganhar do SÃO CAETANO, na VILA BELMIRO, por 2 a 0. Com o importante triunfo, o SANTOS diminuiu para quatro pontos a distância com os líderes CORINTHIANS, que joga amanhã, e GOIÁS e retorna à briga pelo título. A PONTE PRETA, mesmo com um futebol irregular, derrotou o JUVENTUDE por 3 a 2, em CAMPINAS. O resultado reabilitou o time das derrotas para CRUZEIRO e GOIÁS. Depois do jogo, o técnico SEBASTIÃO LAZARONI deixou o comando do time gaúcho, que está há seis jogos sem vitória. O GOIÁS derrotou o CORITIBA por 3 a 0, em CURITIBA. Foi a 53 pontos, mesmo número do líder CORINTHIANS, mas com 3 jogos a mais.
               
Perita do Ministério Público do Estado de SÃO PAULO, MÔNICA SEMERARO afirmou hoje que as contas bancárias atribuídas ao ex-prefeito PAULO MALUF no exterior foram abastecidas com dinheiro desviado de obras públicas. SEMERARO foi a primeira testemunha de acusação ouvida pela juíza SÍLVIA MARIA ROCHA, da 2 ª Vara Criminal, em processo aberto contra MALUF e contra o filho dele FLÁVIO por lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha e corrupção. O depoimento da perita foi acompanhado pelo ex-prefeito e por FLÁVIO, que foram escoltados por agentes da Polícia Federal até o prédio da Justiça. Os dois estão presos desde o dia 10 de setembro. Vestindo terno e gravata, MALUF chamou a atenção por estar com mais cabelos brancos e a barba por fazer. À juíza federal, MÔNICA disse que, durante dois anos, analisou cerca de 200 mil cópias de documentos nacionais com a quebra dos sigilos bancários dos MALUF, examinou extratos bancários enviados pela FRANÇA, pelos EUA e pela SUÍÇA, e produziu diversos laudos. Disse, por exemplo, que chegou a 195 milhões de dólares o valor das notas frias emitidas durante a construção da avenida ÁGUA ESPRAIADA (hoje jornalista ROBERTO MARINHO) e que cerca de 446 milhões de dólares foram movimentados pelos MALUF na SUÍÇA. A perita afirmou ainda que os valores pagos pela Prefeitura de SÃO PAULO à MENDES JÚNIOR, responsável pela avenida, conferem em detalhes de centavos com depósitos na conta CHANANI no SAFRA NATIONAL BANK em NOVA YORK.
Além da perita, a juíza ouviu ainda hoje o ex-gerente do SAFRA e responsável pela abertura da conta CHANANI, LAÉRCIO BRANDÃO TEIXEIRA FILHO. Ele confirmou que abriu a conta a pedido do doleiro VIVALDO ALVES, o BIRIGÜI. O doleiro diz ter movimentado 161 milhões de dólares dos MALUF nos EUA.
Os advogados de FLÁVIO deverão entrar amanhã com um pedido de habeas corpus em caráter emergencial no Supremo Tribunal Federal. Já a defesa de MALUF estuda pedir para ele o direito a ficar em prisão para autoridades militares.

Nem na sua despedida EMILINHA BORBA se dissociou da alegria. O enterro da cantora, realizado hoje à tarde no cemitério do CAJU, no RIO, terminou em ritmo de carnaval. Enquanto a Banda dos Fuzileiros Navais tocava as marchas “SE A CANOA NÃO VIRAR” e “CHIQUITA BACANA”, fãs dançavam e cantavam. Mas os mesmos fãs também derramaram lágrimas durante o velório, na Câmara de Vereadores, e antes de o caixão ser sepultado. Alguns levaram cartazes com fotos de EMILINHA. Outros portaram faixas com a que dizia: “EMILINHA, não nos abandone. Você é o ar que respiramos”.
“Já esperava a manifestação popular. Minha mãe era uma artista muito alegre. É bom ver isso, mas a dor é grande”, disse o filho, ARTHUR EMÍLIO. A ex-vedete VIRGÍNIA LANE, de 85 anos, foi uma das amigas da cantora presentes. “Em 1985, estreamos juntas no Cassino da URCA. Ela acabou me forçando a cantar. Quando me levou para gravar SASSARICANDO e foi aquele sucesso, ela disse: Viu, você não é só perna. Você também canta!”.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA decidiu atrasar o início da obra de transposição do rio SÃO FRANCISCO a fim de tentar negociar com o bispo de BARRA (BA), LUIZ FLÁVIO CAPPIO, o final de sua greve de fome, que completa nove dias. A decisão de atrasar a obra foi tomada em reunião, hoje, entre LULA e seus principais ministros, na qual CAPPIO e a cúpula de Igreja Católica foram criticados, inclusive por LULA. Irresponsável e autoritário foram adjetivos usados por ministros na reunião para avaliar a conduta do bispo. A idéia é dizer a CAPPIO que, apesar da iminente concessão da licença ambiental do IBAMA para começar a obra, o governo gostaria de discutir o projeto com ele.

A CPI FOD BINGOS decidiu hoje promover uma acareação entre o chefe de gabinete do presidente LULA, GILBERTO CARVALHO, e os irmãos do prefeito assassinado de SANTO ANDRÉ, CELSO DANIEL – JOÃO FRANCISCO e BRUNO DANIEL. Foi uma derrota do governo. Segundo JOÃO FRANCISCO, GILBERTO CARVALHO teria relacionado a morte de CELSO DANIEL, ocorrida em janeiro de 2002, com extorsão instalada em SANTO ANDRÉ para rechear o CAIXA 2 do PT; ele nega isso. É a segunda convocação do chefe de gabinete por essa CPI, o que levou hoje LULA a reagir com irritação.

Um garoto de onze anos foi detido acusado de integrar – com dois adolescentes (de 16 e 17 anos) – uma quadrilha que fez cinco assaltos à DROGASIL da rua DOMINGOS DE MORAIS, 173, na VILA MARIANA, zona sul de SÃO PAULO. A prisão ocorreu às 4 horas de hoje, após uma nova tentativa de roubar a mesma loja. Um revólver calibre 38 e um volkswagen Fox, preto roubado foram apreendidos pela polícia, que investiga a participação dos adolescentes em outros assaltos a farmácias.

O empresário RENATO DE MOURA MARTINS, 35 anos, foi morto com cinco tiros perto do prédio onde morava, na avenida PROFESSORA IDA KOLB, no PARQUE SOUZA ARANHA, na CASA VERDE. Seu motorista, ELISEU PAULO ÂNGELOS, 46 anos, também foi baleado, mas escapou com vida. MARTINS era dono de uma empresa que freta ônibus para viagens até o PARAGUAI e ÂNGELOS já chegou a ser detido por descaminho (exportação clandestina).Como nada foi roubado, a polícia trabalha, inicialmente, com a hipótese de vingança.

Quatro pessoas foram baleadas hoje durante um assalto na GALERIA PAGÉ, na região da rua 25 de Março, no centro da Capital. Houve pânico e correria. Outras três pessoas caíram durante o tumulto e tiveram ferimentos leves. JOSÉ ARNALDO ALVES, 38 anos, foi preso em flagrante pelo crime. Ele disse à polícia ser agiota e ter ido cobrar uma dívida de um comerciante.

PRESO o paulista IWAN BORUSZEWSKYJ, o “RUSSO”, acusado de chefiar uma rede internacional de tráfico de mulheres e adolescentes. Ele foi preso em sua casa, onde a polícia encontrou seis menores que estariam sendo aliciadas por ele, no RIO DE JANEIRO.
(no dia 5 de fevereiro de 2010, após entrar em contato comigo, pela Internet, face a notícia de sua prisão noticiada em 2005, recebi a seguinte justificativa de IWAN BORUSZEWSKYJ:
Date: Fri, 5 Feb 2010 10:46:57 -0200
Subject: Re: e mail
From: celmario@gmail.com
To: pedreira caro amigo pode me ligar a cobrar que eu te retorno,tudo começou em 2002 quando voltei do México deportado por ter trabalhado com imigrantes brasileiros que iam trabalhar ilegalmente em território americano,e sem saber como essa informação caiu na mão de alguns policiais que em 2003  me pediram 20 000 dólares para não me prenderem pelo fato,terminei por pagar 3 000 dólares e pensei que tinha terminado,mas no final de 2004 novos elementos vieram para me extorquir e levaram 2000 reais, no inicio de 2005 recebi a visita de policiais do DRAE (Praça Mauá) os quais cometeram um verdadeiro assalto em minha residência ocasião na qual estava dentro de meu apartamento uma menor com 17 anos que foi conduzida ao prédio da Polinter e exigiram além de tudo que foi subtraído do ap uma moto que estava em meu nome,e esta lhes foi entregue fato este testemunhado pelo pai da menor em evidência, (Tamyres) após assinar o documento passando a moto ao portador do documento fui liberado e no dia seguinte me informei e exigi a referida moto de volta fato que ocorreu por volta do dia 23 de janeiro por volta das 14 hs, logo apos fiquei ciente que corria o perigo de represálias, mas não consegui sair do ap onde morava: Av Copacabana, 387. 905. Em março recebi por intermédio de um amigo (Elizeu Bandeira Senhorinho) a informação dada a ele por Álvaro Lins de que o meu tel também estava grampeado. Não dei muita importância de inicio, mas comecei a ficar incomodado com o fato e conversei sobre muita coisa que poderia atrair a quem estivesse eventualmente me monitorando assim como drogas armas e possíveis crimes afim de desmascarar quem estava por trás disso . sem sucesso,quando em outubro do ano em questão recebi a visita dos policiais da época desta vez com toda a documentação legal e uma infinidade de acusações,aí começou um verdadeiro inferno em minha vida pois foram publicadas em todos os jornais de grande circulação artigo que eu chamo de levianos e irresponsáveis,como estupros  pedofilia, abuso de menores, casa de prostituição, tráfico de drogas, armas e mulheres, artigos articulados e sem nenhum fundamento na realidade como envio de menores ao exterior com documentos falsos , fui enganado por advogado e tive um julgamento que foi mera formalidade pois não fui ouvido e nem pude ouvir nenhuma testemunha de acusação talvez isso tenha sido propositalmente manobrado para não ter as acusações fabricadas desmascaradas por mim . ao saber que uma destas testemunhas (Rodrigo) alegar que sua namorada havia sido mandada ao exterior sendo menor de idade com documentos falsos solicitei ao advogado o imediato pedido de prisão do mesmo por falsa comunicação de crime fato ignorado pelo advogado que ao defender um cliente qualquer sendo informado de fato tão grave deveria no mínimo pedir a checagem dos referidos documentos e nada foi feito os jornais incendiaram e massacraram a minha imagem sem que eu pudesse ao menos dar um pio mas tem muitos detalhes  que de momento fico te devendo pois isso é só um resumo rápido pois o meu tempo também é escasso e não dá para te mandar tudo de uma só vez  mas o fato é que tanta maldade por não ter aceitado mais uma extorsão me causaram danos irreversíveis pois por mais amor que eu tenha pelas crianças ainda hoje muita gente me olha com os olhos da desconfiança e tenho algumas fotos delas no meu orkut facilmente acessado pelo meu nome ou pelo e mail  gatorade001@hotmail.com email so usado para o orkut ok. ou seja estou aguardando sua ligação e depois te dou mais informaçoes caso interesse de momento te deixo o meu m mais carinhoso abraço e até já iwan boruszewskyj.)
No dia 10 de fevereiro de 2010 IWAN manda-me outra mensagem, demonstrando a incompreensão pelo que aconteceu com ele:
CARÍSSIMO IWAN
Ainda ontem coloquei suas alegações em minhas memórias e iria te pedir autorização para lançar no blog. Acredito que a divulgação real dos fatos vai ajudar muito ao que realmente aconteceu. A sua mensagem de hoje também poderá ser acrescentada, mas a publicação naturalmente fica a seu critério. Em 10 de fevereiro de 2010 04:37, iwan boruszewskyj
pedreira001@hotmail.com> escreveu: caro amigo se me der responda a algumas dúvidas minhas ,porque fui preso,porque tantas acusações sem nexo, porque tantas supostas provas montadas,a quem interessaria a minha condenação,por que alegar pedofilia ,pq nenhuma mãe ou criança apareceram para me acusar ,porque a única mãe que alegou minha culpa se arrependeu e depois me pediu desculpas pois não conseguia conviver com tanto remorso,porque foi alegado que tinha três apartamentos no mesmo prédio quando na verdade o único que eu vivia era alugado e com alguns meses de atraso no pagamento do aluguel porque alegaram que eu submetia uma menor a prostituição sendo que ela estava vivendo na rua desde os 14 anos e eu só fui conhecê-la aos 17 já depois de se tornar mulher de programa e viciada em todos os tipos de droga,porque chefe de quadrilha internacional de trafico de menores e mulheres se ninguém apareceu para me acusar,pq tráfico de drogas se eu não suporto nem admitia sequer o uso de um simples cigarro em meu apartamento,(LOGICO QUE ISSO NAO PROVA INOCÊNCIA DE NINGUéM) pq eu não pude presenciar nenhuma testemunha de acusação, porque eu não pude ser ouvido,e assim sucessivamente existem muitos porquês que ainda vão me atormentar por muito tempo,e você quem é , pq não me ligou ,CONTINUO TE AGUARDANDO. IWAN
AGREDIDO o paparazzo italiano DARIO ORLANDI ao fotografar o ator francês GÉRARD DEPARDIEU, que estava acompanhado de uma jovem. O ator deu uma cabeçada em ORLANDI, em ROMA.

Depois de deixar 49 mortos em EL SALVADOR, 9 na NICARAGUA, 4 em HONDURAS e 3 na GUATEMALA, a tempestade tropical STAN ganhou força e chegou ao Estado mexicano de VERACRUZ como furacão de categoria 1, com ventos de pelo menos 130 km por hora, segundo o serviço meteorológico do MÉXICO. O número de mortos em EL SALVADOR aumentou hoje com um deslizamento de terra num bairro de SAN SALVADOR que matou sete pessoas. Todas as outras mortes causadas na AMÉRICA CENTRAL foram decorrentes de inundações e deslizamentos – conseqüências das fortes chuvas trazidas pelo STAN.

O prefeito de NEW ORLEANS, RAY NAGIN, disse hoje que terá de demitir três mil dos mais de seis mil funcionários do município por não ter como pagá-los. NAGIN disse que estava tentando buscar fundos para pagar o funcionalismo, mas não conseguiu levantar o dinheiro. O prefeito não esclareceu que serviços ou departamentos serão afetados pelo corte de pessoal. NEW ORLEANS foi a cidade mais afetada pelo furacão KATRINA, que chegou à LOUISIANA em 29 de agosto e inundou  80%  de seus bairros. Uma parte da cidade voltou a ficar inundada após a passagem do furacão RITA, que chegou ao continente no dia 24.

As tropas americanas lançaram hoje a maior ofensiva deste ano contra grupos radicais islâmicos no noroeste do IRAQUE. Cerca de 2.500 fuzileiros navais e soldados tomam parte na operação enquanto a aviação e helicópteros bombardeiam supostos redutos da rede terrorista AL-QAEDA em HADHITA e cidades ao redor. Segundos relatos de moradores e jornalistas, militantes radicais islâmicos tomaram o controle de HADHITA, estão promovendo execuções sumárias e proibiram músicas e roupas no estilo ocidental. Os bombardeios destruíram ponte em HADHITA e HAQLANIYA para impedir a fuga dos rebeldes. Cinco militares americanos foram mortos na segunda-feira em ataques com bombas em HAQLANIYA e em QAIM, perto da fronteira síria. Soldados disseram que pelo menos oito rebeldes foram mortos no primeiro dia da ofensiva, denominada OPERAÇÃO PORTÃO DO RIO. Em QAIM, dirigentes do hospital disseram que onze pessoas morreram nos ataques aéreos, incluindo um motorista de ambulância.

Dois americanos e um alemão ganharam o Prêmio NOBEL de FÍSICA de 2005 pelos avanços que proporcionaram no campo da óptica quântica. A área é aplicada desde o entendimento do laser e a formação de relógios atômicos, utilizados hoje em dia, até tecnologias que ainda não existem, mas podem surgir em breve, como holografias em três dimensões. O anúncio foi feito hoje de manhã em ESTOCOLMO, na SUÉCIA.
ROY GLAUBER, de 80 anos, da Universidade HARVARD, nos EUA, recebe metade do 1,3 milhão de dólares por ter contribuído na formação da teoria quântica de coerência óptica, que explica a diferença entre a luz visível, essa que é emitida pela lâmpada, e o laser. A outra metade será dividida por JOHN L. HALL, de 71 anos, da Universidade do COLORADO, EUA, e THEODOR W. HÄNSCH, de 63, do Instituto MAX PLANCK, na ALEMANHA, por criarem sistemas e métodos que conferem precisão e estabilidade extremas a instrumentos com laser.

2 006   :    -           QUARTA-FEIRA
A Associação Cívica “SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC- NÚCLEO LAPA” e o Comando de Policiamento Metropolitano Oeste-CPA/M-5, têm a satisfação de convidar V. S. e Exma. Família para o evento comemorativo do “DIA DA CESSAÇÃO DAS HOSTILIDADES”, no Movimento Constitucionalista de 1932, que ocorrerá conforme abaixo:
DATA: 04 de outubro de 2006  (quarta-feira)
LOCAL: Praça JOHN LENNON – CITY LAPA (Rua DUARTE DA
                COSTA, 1246)
HORA: 9h30
PROGRAMAÇÃO
09h30    Formatura Militar
09h35    Recepção da Bandeira
09h40    Continência à Autoridade
09h45    Condecoração Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE
              TOLEDO” (Dec. N º 814/72)     
10h05    Compromisso dos Jovens Construindo a Cidadania do 4 º
               BPM/M – JCC, na manutenção, divulgação e exercício dos ideais
               Constitucionalistas de 32
10h10     Desfile Militar
10h20     Descerramento da foto do Desembargador ADRIANO
               MARREY
10h45     Visitação ao Museu “MARIA SOLDADO”
PARTICIPAÇÃO
Associação Comercial de São Paulo – Distrital Pirituba, Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa, Ordem dos Advogados do Brasil – 96ª Sub-Seção Lapa, CIESP-OESTE, 21º Depósito de Suprimento do Exército, Guarda Civil, São Paulo Turismo, Jornal da Gente, Museu Militar do 22 º Batalhão Logístico Leve do Exército, CONSAB´S.

IZAUL SEGALLA JUNIOR             JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA
Coronel PM  –  Comandante                     Coordenador do Núcleo Lapa
                CPA/M-5                                 Sociedade Veteranos de 32-MMDC

Essas solenidades na LAPA sempre causaram boa repercussão no seio da sociedade. O Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA tem um especial carinho para com as coisas da Revolução de 1932 e não é simplesmente o coordenador do nosso núcleo da LAPA, mas também o Presidente da Comissão do Resgate da Memória do Movimento Constitucionalista, Diretor do Monumento Mausoléu e Diretor do Museu “MARIA SOLDADO”. Dá gosto participar desses eventos.
Por volta das 8:30 horas, estou me reunindo com o Presidente GINO STRUFFALDI e com o CORONEL PM MENDES. Este, nos conduz até a Praça JOHN LENNON, na LAPA.
Encontramos muitos jovens participando da cerimônia do 74 º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista e muita gente conhecida: procurador de Justiça da Prefeitura de São Paulo, doutor LUIZ ANTÔNIO GUIMARÃES MARREY e familiares; CORONEL PM IZAUL SEGALLA JÚNIOR, Comandante do CPAM-5, TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA; TENENTE-CORONEL PM MONTE OLIVA, Comandante do 12 º BPMM; MAJOR PM PROCÓPIO; MAJOR Fem PM CREUSA, CAPITÃO PM FRANCISCOLI, CAPITÃO PM SAVIOLI; CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES; CORONEL PM Ref EDUARDO MONTEIRO; TENENTE-CORONEL PM ANDREOLI; MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM; FRANCES DE AZEVEDO; ex-vereador TEODOSINA; DOUTORA NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, nossa associada e presidente do IHGSP.
O Comandante da tropa formada é o MAJOR PM MAURÍCIO PEDROSO DE MORAIS. A cerimônia vai transcorrer conforme o programa acima, mas me chama a atenção o juramento feito pelos alunos envolvidos com o Programa Jovens Construindo a Cidadania do Camp OESTE – Centro de Aperfeiçoamento Multipedagógico. São 430 jovens que estudam em mais de 80 escolas e residem em mais de cem bairros. Eles fazem o seguinte juramento: “Nós jovens, construindo a Cidadania no Estado de SÃO PAULO, prometemos defender os ideais constitucionalistas de 1932, cuidando para que não esmoreça a seriedade e os princípios preconizados pela revolução. Lutando contra o preconceito e discriminações, colocamos nossas idéias com respeito e dignidade. Com capacidade e caráter pretendemos rememorar todos os ideais de 32, dentro das exigências de nosso código de ética. Juntamente com as autoridades e com as bênçãos de Deus, almejamos reviver e perpetuar as referências do Movimento Paulista MMDC, visando a grandeza e proteção dos princípios democráticos do BRASIL.  

Recebem a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:

POSTO / GRADUAÇÃO

NOME COMPLETO

Des. Pres Trib Justiça de S. Paulo
CELSO LIMONGI
Proc. Justiça
LUIZ ANTONIO GUIMARÃES MARREY
1 º Ten PM
ROBINSON POMÍLIO
Procuradora
LUIZA NAGIB ELUF
Empresário
DOUGLAS FORMAGLIO
Diretor dos Correios
MARCOS ANTONIO VIEIRA DA SILVA
Cb PM
VANIL ERNANDES PINTO
Empresário
DANILO ALVES DOS SANTOS
Empresário
URBANO CARLOS DO CARMO CURADO
Jornalista
UBIRAJARA DE OLIVEIRA
OAB Lapa
HELENA MARIA DINIZ
Empresário
ANDRÉ SOUZA PEIXOTO
Diretor de escola
DIONETE TEIXEIRA DOS SANTOS
3 º Sgt Fem PM
IRACI GOMES CARDOSO
Sd Fem PM
CLEUMA NUNES ARAÚJO ALECRIM
Diretor de escola
MARICI APARECIDA PINHEIRO BORGES
Professor
DONIZETI GONÇALVES DOS SANTOS
Historiadora
MARGARIDA ROSA DE LIMA
Advogado
GERALDO MEDALHA
Diretora
ROSELI ELENA NUNES
Coordenadora Pedagógica
VALÉRIA DE CARVALHO
Diretora
NORMA APARECIDA GRANDI VIGNA
Cel EB
JOSÉ LUIZ MONTEIRO GIAMBARTHOLOMEI
Ten Cel EB
ARMANDO LEMOS
Cap EB
SÉRGIO RODRIGUES GONZALEZ
Ten Cel EB
MARCUS FERNANDO CAMELO GALIA
Empresário
FLORIANO PEIXOTO PEREIRA JÚNIOR

Após a solenidade militar, somos convidados para a inauguração do quadro do pai do procurador de Justiça LUIZ ANTÔNIO GUIMARÃES MARREY – ADRIANO MARREY – combatente de 1932. Um coquetel de confraternização encerra a magnífica cerimônia.
O CORONEL PM MENDES tem pressa em se dirigir para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC porque quer montar o seu discurso sobre o Monumento Mausoléu para uma palestra na maçonaria, hoje à noite. No computador, vou digitando os dizeres do discurso. Mas, às vezes, somos interrompidos por telefonemas e pelas visitas que recebemos nesta quarta-feira, quando realizamos o dia do encontro. O ALDO vem buscar o GINO, seu pai, pois o nosso presidente comparecerá à noite na sessão maçônica onde o MENDES discorrerá sobre o Mausoléu de 32. CORONEL PM Res RICARDO JACOB e seu filho; CORONEL ARY CANAVÓ, MAURÍCIO e Professora MARIA ODETE são as visitas da tarde. Apesar de tudo, o discurso do MENDES fica pronto em tempo hábil. RICARDO JACOB diz que o MAJOR OLÍMPIO, nosso associado, eleito deputado estadual, oferece sua ajuda à Sociedade, tão logo assuma a sua cadeira na Assembléia Legislativa. Uma pessoa muito estranha, que já esteve na Sociedade à procura do MENDES, diz estar sendo perseguida e a sua história é muito nebulosa. Ele já a contou ao ROMAGNOLI na quarta-feira passada e nada de positivo conseguimos enxergar.
Recebo a seguinte mensagem: A pedido do Dr. FÁBIO MARCOS BERNARDES TROMBETTI, informo que está marcada a Assembléia Geral para Discussão e Aprovação do Estatuto do Núcleo, bem como para a eleição da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo que se realizará em 30 de Outubro de 2006, às 19 horas, na sede provisória da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na Rua LUIZ FACCINI, n º 394, Centro, GUARULHOS.
É importante frisar quer é de suma importância a presença de todos. Essa mensagem está assinada por VERA LÚCIA MACHADO EID.

Permaneço na Sociedade até às 17:30 horas. O TENENTE-CORONEL AMORIM manda-me a ata da Assembléia Geral que presidi na AORRPM. Faço uma ligeira reunião com ELÁDIO e CRISTIANO. Este último embarca amanhã para a BAHIA, por volta das 16 horas, chamado para participar da megaoperação em andamento.
Chego em casa, cansado. Mesmo assim, vou passar para as minhas memórias, no computador, os acontecimentos desta terça-feira.

O ataque voltou a funcionar e o SÃO PAULO, em uma de suas melhores apresentações no CAMPEONATO BRASILEIRO, não teve dificuldades para golear o VASCO por 5 a 1, nesta noite, no MORUMBI, e manter a vantagem de cinco pontos sobre o GRÊMIO.
O PALMEIRAS continua com a escrita de ser um péssimo visitante neste Campeonato Brasileiro. Hoje, em PORTO ALEGRE, perdeu para o GRÊMIO por 2 a 1 e caiu para a 15 ª colocação, com 33 pontos, ainda perto da zona de rebaixamento. Foi a nona derrota em 15 jogos longe do PALESTRA ITÁLIA. O GRÊMIO, ao contrário, continua na cola do líder SÃO PAULO e chegou aos 48 pontos, cinco a menos que o rival.
Com uma ótima atuação no segundo tempo, o FLAMENGO goleou o FLUMINENSE por 4 a 1, nesta noite, no MARACANÃ. Outros jogos: SÃO CAETANO 1 x GOIÁS 2; PARANÁ 2 x PONTE PRETA 1; JUVENTUDE  3  x  ATLÉTICO-PR 2; FORTALEZA 1 x FIGUEIRENSE 1. 

ACELINO POPÓ FREITAS surpreendeu o público da noitada de boxe promovida por sua empresa BOXEBRASIL, ao subir ao ringue, na madrugada, para anunciar o final da carreira vitoriosa de campeão do mundo. Voz embargada, olhos marejados, POPÓ estava vestido de paletó e gravata, como convém a sua nova função de empresário de boxe. “A partir de agora, só vou promover eventos. Vocês não vão ver mais o POPÓ em cima do ringue, lutando”, afirmou, para a platéia do ringue improvisado em um hotel da orla de SALVADOR. Habituado a emocionar-se com facilidade, POPÓ teve problemas para terminar as frases, pois a cara de choro impedia a articulação das palavras.

As cúpulas do PSDB, do PFL e do PPS montaram uma operação de emergência para debelar a crise aberta pela adesão do ex-governador ANTHONY GAROTINHO (PMDB) à campanha tucana à Presidência. O objetivo é convencer o prefeito do RIO, CÉSAR MAIA (PFL), e a candidata do PPS ao governo fluminense, DENISE FROSSARD, adversários políticos de GAROTINHO, a se reintegrarem à campanha de GERALDO ALCKMIN. O senador JOSÉ JORGE desembarca amanhã no RIO para conversar com CÉSAR MAIA. O presidente do PPS, ROBERTO FREIRE, também assumiu a função de bombeiro e já foi atrás de DENISE FROSSARD. Mas antes fez duras críticas públicas à atitude “intempestiva” dela: “DENISE se precipitou. Ninguém está se atrelando a GAROTINHO e não há nenhum compromisso de ALCKMIN com ele”.

Diante de sete governadores eleitos e ministros, no PLANALTO, o presidente LULA desafiou a oposição a debater ética e corrupção. “Acho que o povo merecia discussão melhor. Mas se quiserem enveredar por aí, vamos discutir e colocar na mesa as coisas que precisam ser colocadas numa campanha em que as pessoas não têm argumento para debater política econômica, política social”, disse. Desde domingo, sua agenda trata basicamente da campanha. Hoje, ministros se reuniram em almoço na casa de HÉLIO COSTA (Comunicações). 

A irmã do jogador de futebol RICARDO OLIVEIRA, do MILAN, foi seqüestrada hoje em sua casa por dois homens armados. MARIA DE LOURDES SILVA DE OLIVEIRA, de 35 anos, trabalha como doméstica na CASA VERDE, zona norte de SÃO PAULO. Um dos suspeitos do crime é o filho dela, de 14 anos, que estaria envolvido com criminosos.
Essa é a oitava vez que um parente de jogador de futebol é seqüestrado em SÃO PAULO. Segundo o delegado ÍTALO MIRANDA JÚNIOR, titular do 13 º DP (CASA VERDE), o crime aconteceu por volta das 5:30 horas na casa da Rua HORÁCIO VERGUEIRO RUDGE, 440. O marido da doméstica, o gari GILVAN DA SILVA SOARES, de 31 anos, foi surpreendido por dois homens no quintal de sua casa quando saía para ir a uma agência do Instituto Nacional de Seguridade Social.

O autor BENEDITO RUY BARBOSA, 75 anos, está internado no Hospital do Coração, em SÃO PAULO, desde o dia 25 de setembro. Segundo boletim médico divulgado hoje, o dramaturgo foi submetido a uma pequena cirurgia na cabeça, passa bem, ainda está na UTI e não tem previsão de alta. O hospital não informou quando foi feita a operação.
Coincidência ou não, o ator e humorista CHICO ANYSIO, 75 anos, que faz parte do elenco de “SINHÁ MOÇA”, está internado desde segunda-feira à noite (dia 2 de outubro) no Hospital SAMARITANO, no RIO DE JANEIRO, com infecção respiratória. Segundo uma de suas sobrinhas, SUELEN BERTUZZI, o humorista sentiu falta de ar na segunda-feira e foi para o hospital. “Mas ele está bem. Está contando piadas para os pacientes. Ele deve sair nesta sexta”, afirmou SUELEN.    

O seriado LOST da rede de TV americana ABC estreou hoje à noite sua terceira temporada nos EUA – ainda sem data de estréia no BRASIL – mandando de volta para uma ilha cheia de mistérios cerca de 15 milhões de telespectadores cativos. O primeiro episódio revela nos primeiros cinco minutos quem já estava na ilha quando ocorreu o acidente com o vôo 815 da OCEANIC AIR, história que deu início à série dois anos atrás. O ator brasileiro RODRIGO SANTORO já tem seu nome incluído nos créditos iniciais da série, mas não apareceu no primeiro episódio desta temporada.

A mesma molécula – o RNA – que faturou o NOBEL DE MEDICINA ou FISIOLOGIA na segunda-feira foi a protagonista do prêmio de QUÍMICA entregue hoje. O americano ROGER KORNBERG, da Universidade STANFORD, foi laureado por registrar em imagens o momento em que a informação genética contida no DNA no núcleo da célula é traduzida para ser enviada para fora pelo RNA – o astro da semana. Esse mecanismo de transcrição, através do qual o RNA carrega consigo as instruções para a produção de proteínas (e por isso ele ganha o nome de RNA mensageiro), já era conhecido pelos cientistas desde a década de 1950. Mas KORNBERG foi o primeiro a desenvolver um modo de visualizar em detalhes o que realmente acontece no interior da célula, o que lhe permitiu faturar os dez milhões de coroas suecas do NOBEL, quase 1,4 milhão de dólares.

A secretária americana dos EUA, CONDOLEEZZA RICE, apoiou hoje de forma explícita o presidente palestino, MAHMUD ABBAS, do partido laico FATAH, que trava uma queda de braço com o grupo islâmico HAMAS, do primeiro-ministro ISMAIL HANIYE. “Sentimos grande admiração por você e sua administração”, disse CONDOLEEZZA a ABBAS, numa visita a RAMALLAH, na CISJORDÂNIA. Ontem, na ARÁBIA SAUDITA, ela havia criticado o governo de HANIYE por se recusar a renunciar à violência e a reconhecer ISRAEL. Hoje, três homens mascarados mataram MOHAMMED ODEH, um líder regional do HAMAS. As suspeitas recaíram sobre as Brigadas dos Mártires de AL-AQSA, braço armado do FATAH, que na segunda-feira haviam ameaçado assassinar líderes do HAMAS. Testemunhas disseram, porém, que o carro dos assassinos tinha placa israelense. 

2 007    :      -     QUINTA-FEIRA
O Comandante do 22º Batalhão Logístico Leve e o Presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU-SP, tem a honra de convidar V. Sª e digníssima família a participar da cerimônia de entrega de medalhas.
Homenageado: Vereadora Myryam Athie
Data: 4 de outubro de 2007
10:00 horas: Recepção das Autoridades e Convidados
10:30 horas: Formatura Militar
11:30 horas: Coquetel
Local: 22º Batalhão Logístico Leve
            Estrada Velha de ITAPEVI Km 29 – BARUERI – SP
Por volta das 9 horas, encontro-me na ARMÊNIA com o GINO. Tomamos um táxi e vamos para a ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, a fim de assistir a solenidade de entrega da Medalha “BRIGADEIRO RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR”.
O CORONEL PM ELISEU LEITE DE MORAES recepciona os seus convidados. Em poucos minutos a APMBB recebe os Comandantes do Exército Sudeste, do 4º COMAR, oficiais de altas patentes das três Armas, quer sejam de SÃO PAULO como de outros Estados. A maioria dos  coronéis da ativa estão presentes, prestigiando o Comandante Geral CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ: JOÃO ROBERTO DO NASCIMENTO (CPI-3), ANTÔNIO DOS SANTOS ANTÔNIO (APMAL), RAUGESTON BENEDITO BIZARRIA DIAS (DE), JOSÉ PAULO MENEGUCCI (Corregedor PM), ADEMIR APARECIDO RAMOS (CPI-9), DANIEL BARBOSA RODRIGUEIRO (CPRv), JORGE LUIZ PEREIRA (COM), MANOEL ANTÔNIO DA SILVA ARAÚJO (CCB), PAULO CÉSAR FRANCO (CFSds), ROBERT EDER NETO (DL), AILTON ARAÚJO BRANDÃO (CPC), ANDRÉ LUIZ RABELLO VIANNA (CPI-1), IZAUL SEGALLA JÚNIOR (CPAM-9), LUIZ ÁLVARO DE MENEZES FILHO (DS), JORGE LUIZ ALVES (CPAM-8), DAVI NELSON ROSOLEN (CPI de AMERICANA), MARCO ANTÔNIO AUGUSTO (CPAM-4), JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES (CPAM-3), ALAOR JOSÉ GASPAROTO (CPAM-5), LUIZ MASSAO KITA (CPAM-2), ÁLVARO BATISTA CAMILO (CPAM-1) e muitos outros oficiais da ativa e da reserva.
Como sempre, a solenidade, com a tropa de cadetes formada, mexe com as nossas saudades. Durante cinco anos ali passamos nos bancos escolares da Escola de Cadetes. As lembranças tomam conta dos oficiais. Ao mesmo tempo, encontramos com antigos companheiros e podemos trocar idéias sobre a nossa profissão. O presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC é muito solicitado, pois o capacete que ostenta, bem como a placa de mais de vinte medalhas impressiona os convidados da APMBB. Muita gente quer saber sobre a sua vivência no Movimento Constitucionalista de 1932. E ele dá conta do recado.
Significativa a entrega da Medalha “BRIGADEIRO RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR” para autoridades civis e militares do Estado de São Paulo e de outros Estados. Um TENENTE-BRIGADEIRO, a mais alta patente da Aeronáutica, está presente e também recebeu a comenda. O Secretário Adjunto da Segurança Pública, LAURO MALHEIROS FILHO é outro que recebe a Medalha.   
Imponente desfile dos cadetes vai encerrar a cerimônia. Ainda permanecemos na APMMBB durante um bom tempo.
GINO e eu explicamos ao CORONEL PM ROBERT EDER NETO, Diretor de Logística e Administrador do Monumento Mausoléu, um problema que a lâmpada do topo do obelisco. Ela está atualmente apagada e isso não pode acontecer. Por outro lado, o EDER explica que arrumaram o cinerário na sala onde antigamente estava instalado o Museu “MARIA SOLDADO”.
Deixando a APMBB, o GINO vai para sua casa, pois se sente cansado. Eu rumo diretamente para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ali, encontro o CORONEL MENDES. Explica que não pode comparecer na APMBB por ter consulta marcada no dentista. Tem ele compromisso no GRANDE ORIENTE, inclusive os preparativos para embarcar amanhã com destino a TAQUARITINGA. A maçonaria existe nessa cidade há 109 anos. Ali criou a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, que amanhã completa cem anos de atividades.
Almoço com: CARBAIA, PASSOS, VICTÓRIO, COLOMBO, CRISTIANO e RAFAEL.
COLOMBO permanece no MMDC durante um bom tempo. Aguarda uma longa conversa telefônica que tenho com o CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES a respeito da solenidade que a Associação Comercial, através da Comissão Cívica e Cultural, a qual pertencemos, pretende fazer para a PMESP, outorgando o COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH para a Corporação e para o Comandante Geral, CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ.
Ainda compareço na Praça CARLOS GOMES, onde, numa casa de quadros, mando colocar uma moldura no diploma de AMIGO DA ANVFEB, secção de FLORIANÓPOLIS – SANTA CATARINA, que ganhei recentemente.

Não há motivo para preocupação, pois a vantagem do SÃO PAULO na liderança do Campeonato Brasileiro ainda é de 12 pontos sobre o CRUZEIRO – 63 a 51. Mas se tivesse caprichado um pouco mais, os paulistas teriam voltado do MARACANÃ com pelo menos o empate. O FLAMENGO, mais disposto na maior parte do jogo, fez por merecer a vitória por 1 a 0, hoje à noite, quebrando a série de 16 jogos invicto do time de MURICY RAMALHO no torneio – não perdia desde o dia 18 de julho, quando caiu por 1 a 0 diante do FLUMINENSE.

Após cerca de 9 horas de julgamento, por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu hoje a fidelidade partidária, ao decidir que o mandato de deputados e vereadores pertence à legenda, não ao parlamentar. A regra – imposta em resposta a mandados de segurança do PSDB, DEM e PPS – vale a partir de 27 de março, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixou normas nesse sentido.
Os 30 deputados que migraram de partido antes dessa data foram anistiados. Os 15 que mudaram depois responderão a processo no TSE. Para os líderes, é o fim do troca-troca na Câmara, que encolheu a oposição e engordou os partidos da base aliada do governo LULA, sobretudo o PR. Muitos deputados estudavam trocar de legenda até o dia 5 de outubro, data-limite de filiação para quem disputará as eleições de 2008. O ministro CELSO DE MELLO advertiu o Congresso para que contenha a rebeldia. No dia anterior, parlamentares articulavam um projeto de lei para anistiar infiéis que sejam cassados. “É absolutamente inadmissível qualquer ensaio de resistência por parte de qualquer órgão estatal a uma decisão judicial”, advertiu. “Quem tem o monopólio da última palavra é o Supremo e ninguém mais”.
Enquanto o meio político acompanhava atentamente o julgamento no Supremo, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral divulgou um dossiê alarmante: 623 políticos foram cassados, de 2000 a 2006, com base na Lei das Eleições. O mapa inclui casos de captação ilícita de votos, uso eleitoral da máquina administrativa e corrupção. Prefeitos e vereadores, cargos em disputa no ano que vem, são maioria. O estado de MINAS GERAIS lidera, com 71 punidos. 
  
Um apagão nos gravadores do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) sumiu com provas importantes para a apuração dos 104 casos de pessoas mortas por policiais durante a reação aos ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) em 2006. Segundo a PM, os gravadores responsáveis pelos registros das comunicações do centro com os carros da PM entraram em pane, coincidentemente, ao mesmo tempo que o aparelho restaurador de fitas, o DATA DIGITAL STORAGE, também apresentou problemas técnicos, não “permitindo restaurar as comunicações”.
Quem fez essa revelação foi o CORONEL PM AILTON ARAÚJO BRANDÃO, chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC) em ofício enviado ao juiz LUIZ TOLOZA NETO, da 3ª Vara do Júri de SÃO PAULO. No documento, o coronel diz que os equipamentos responsáveis por gravar as comunicações do COPOM pararam de funcionar no dia 26 de abril, 17 dias antes do início da primeira onda de atentados do PCC.

Duas meninas de 3 anos morreram esmagadas no desabamento de um muro de arrimo nesta tarde, na CIDADE TIRADENTES, zona leste da Capital. Segundo a Polícia Militar, o muro havia sido mal construído e cedeu quando as vítimas encostaram se nele. Outras duas crianças ficaram feridas. O desabamento ocorreu por volta das 17 horas, em uma travessa da Rua ARTUR FRANCO. Pelo menos sete crianças brincavam por lá no momento do acidente. A via é de terra batida e não tem saída.

O cantor IVAIR DOS REIS GONÇALVES, o RENNER, da dupla sertaneja RICK & RENNER, chorou, hoje de manhã, ao saber que o Tribunal de Justiça de SÃO PAULO aumentou, para três anos e seis meses, a sua pena por envolvimento no acidente que matou o casal de empresários LUIZ ANTÔNIO NUNES ACETO de 35 anos, e EVELINE SOARES ROSSI, de 31. O acidente de carro ocorreu em 20 de agosto de 2001, no km 144 da RODOVIA LUIZ DE QUEIROZ, em SANTA BÁRBARA D´OESTE, a 138 km da capital.

Morreu o bebê que foi atirado em um rio pela própria mãe, em MINAS GERAIS. A pequena MICHELE passou quatro dias internada, mas não resistiu. Ela foi jogada no rio dentro de uma sacola, logo após nascer. Uma menina de 9 anos viu o saco boiando e avisou dois rapazes, que a resgataram. Quase afogada, ela foi encaminhada ao hospital, com um quadro de falta de oxigenação no cérebro e infecção generalizada. A mãe, ELISABETE DOS SANTOS, foi presa depois de uma denúncia anônima e pode ser acusada de homicídio doloso. Em CONTAGEM – MG.

O ministro da Cultura, GILBERTO GIL, foi operado no Hospital SAMARITANO, no RIO DE JANEIRO, para a retirada de dois cistos nas cordas vocais. O cantor foi liberado no mesmo dia.

A Justiça chilena ordenou hoje a prisão de 23 pessoas ligadas ao ex-ditador AUGUSTO PINOCHET (que governou entre 1973 e 1990) por suposto envolvimento no desvio de fundos públicos durante o governo do ex-líder chileno. Entre os detidos estão a viúva de PINOCHET, LUCÍA HIRIART, e os cinco filhos do casal: AUGUSTO, LUCÍA, VERÓNICA, JACQUELINE e MARCO ANTÔNIO. Também foram processados quatro funcionários civis de PINOCHET e 13 militares – 3 deles generais da reserva.

Os líderes das duas CORÉIAS assinaram hoje uma declaração conjunta pedindo um acordo de paz permanente e o fortalecimento dos laços econômicos entre os dois países. O documento, assinado pelo presidente sul-coreano, ROH MOO-HYUN, e pelo líder norte-coreano, KIM JONG-IL, foi a conclusão de uma histórica reunião de três dias, realizada em PYONGYANG, capital da CORÉIA DO NORTE.

Um avião caiu hoje num bairro residencial de KINSHASA, capital da REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO (RDC, ex-ZAIRE), matando 38 pessoas e ferindo pelo menos 30. “Havia 20 passageiros e 3 tripulantes a bordo. “Todos morreram”, informou o Ministério de Assuntos Humanitários do país. Também morreram 15 pessoas que estavam em terra. As autoridades informaram que o número de vítimas pode aumentar, já que os trabalhos de busca e resgate ainda estavam em andamento.

Concedida indenização judicial de um milhão de reais à família do menino que foi morto por leões do circo VOSTOK, há sete anos, em PERNAMBUCO. JOSÉ MIGUEL JÚNIOR, de 6 anos, passava em frente à jaula dos leões quando foi agarrado por um dos animais e puxado por entre as grades. O pai do menino, atônito e impotente, o viu ser estraçalhado por cinco leões. No RECIFE.

A atriz LINDSAY LOHAN foi liberada nesta sexta-feira do centro de desintoxicação de UTAH, nos ESTADOS UNIDOS, após permanecer internada dois meses para se livrar do vício em álcool e drogas.

2 008      :     -       SÁBADO
Neste sábado o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, oficial chefe de gabinete do Grão-Mestre do GRANDE ORIENTE DO BRASIL, seção de SÃO PAULO, preside a Comissão de sagração do templo da ARLS “TEMPLÁRIOS DO SUL”, loja maçônica localizada à Rua DOUTOR ULISSES, 10, VILA MARIANA. 
Os três principais candidatos na disputa pela Prefeitura de SÃO PAULO ganham as ruas hoje, no último dia de campanha do primeiro turno, acompanhados por um exército de militantes e cabos eleitorais pagos. A ofensiva deve transformar a cidade em um campo de batalha entre os agrupamentos vermelho (PT), verde (DEM) e azul (PSDB).
O PT, da candidata MARTA SUPLICY, líder na disputa segundo as pesquisas, espera colocar 20 mil militantes em campo, enquanto o PSDB, terceiro nas sondagens, promete arregimentar cerca de 15 mil “soldados”. O DEM não define o tamanho do contingente extra, mas diz que os cerca de mil cabos eleitorais pagos estarão espalhados nos bairros trabalhando com a militância voluntária de candidatos a vereador e familiares.
A Lei Eleitoral permite que até as 22 horas de hoje os candidatos façam caminhadas, carreatas e passeatas, além de distribuir material de campanha e utilizar carro de som.
No computador, ou em minha biblioteca, sem compromissos neste sábado, procuro me organizar. Tenho de preparar um esquema para uma reunião da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, marcada para o próximo dia 10, onde precisamos melhorar situações administrativas. Vários diretores e coordenadores de núcleos estão “metendo os pés pelas mãos” na afobação de produzir algum serviço, mas sempre usando os outros, delegando tarefas que seriam deles próprios. Nessa situação a nossa funcionária fica atolada de missões, que não seriam dela e sim dos diretores e dos responsáveis pelos núcleos. 

O PALMEIRAS faz bonito hoje e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro, mas continua numa corrida cabeça a cabeça com o GRÊMIO, em busca do título. Depois de levar um susto e sofrer um gol do ATLÉTICO MINEIRO no PALESTRA ITÁLIA, o VERDÃO reagiu e virou para 3 a 1, com gols de LEANDRO, ALEX MINEIRO e DENÍLSON. O pentacampeão, aliás, foi o destaque do jogo, porque logo depois de entrar em campo, no segundo tempo, fez a jogada do gol de ALEX, e depois definiu o placar.
O problema é que o GRÊMIO também venceu: fez 2 a 1, igualmente de virada, sobre o BOTAFOGO. Assim, os dois times continuam com o mesmo número de pontos (agora, 53), e o VERDÃO leva vantagem no número de vitórias.
O SÃO PAULO continua na briga, com a vitória por 3 a 1 sobre o IPATINGA em MINAS GERAIS, com gols de JEAN, RODRIGO e JORGE WÁGNER, mas segue fora do G-4, porque o FLAMENGO também ganhou: 2 a 0 contra o NÁUTICO. Já o SANTOS respira mais aliviado depois de golear o ATLÉTICO PARANAENSE por 4 a 0 na VILA BELMIRO, com gols de CUEVAS, MOLINA, KLÉBER PEREIRA e FABIANO ELLER.
Pela série B, o CORINTHIANS amoleceu e só empatou com o MARÍLIA, em LONDRINA, por 1 a 1, mas segue folgado na ponta.

Se havia alguma dúvida de que o BRASIL está em condição de conquistar o título do MUNDIAL DE FUTSAL, ela foi dissipada na manhã de hoje. A vitória por 7 a 0 sobre a RÚSSIA, no GINÁSIO NILSON NELSON, em BRASÍLIA, atestou definitivamente que os brasileiros estão prontos para o desafio de desbancar a ESPANHA, atual bicampeã. O entusiasmo da principal estrela da seleção, FALCÃO, que diz que “Nossa vitória foi incontestável”, se justifica. O BRASIL teve pela frente um adversário direto na briga pela taça, num duelo que jogadores e comissão técnica vinham dizendo que seria a real estréia da equipe no Mundial – as goleadas diante do JAPÃO (12 a 1) e de ILHAS SALOMÃO (21 a 0) foram apenas um “aquecimento” – e se impôs com autoridade. FALCÃO acredita que o escore foi construído muito mais por méritos brasileiros do que pela fragilidade russa.

O Plano de Contingência da Polícia Militar para suprir parte do serviço de segurança pública durante a greve da Polícia Civil foi revogado. A informação foi divulgada hoje em nota da Seção de Comunicação Social da PM. De acordo com a corporação, novas medidas foram adotadas em virtude de o PLANO DE OPERAÇÕES Nº PM3-OO1/02/08, considerado sigiloso, ter se tornado público depois de reportagem publicada anteontem pelo DIÁRIO DE SÃO PAULO. “Obviamente que um plano de contingências é interno e de conhecimento restrito dos integrantes da instituição, todavia, especificamente o plano citado na matéria, cujo teor tornou-se inadequadamente público (a PM já apura de que forma o plano foi passado para a imprensa e adotará as medidas que o caso requer), em razão disso e diante da reavaliação da situação (andamento da greve), o referido plano foi revogado...’, diz a nota.

Suspeito de 18 mortes em três Estados, LEANDRO BASÍLIO RODRIGUES, de 19 anos, o “MANÍACO DE GUARULHOS”, matou duas mulheres no RIO e passou três meses na cidade cometendo assaltos com a cobertura de traficantes do MORRO DO JACARÉ. A revelação foi feita pelo criminoso na quarta-feira, dia 1º de outubro, ao ser interrogado em SÃO PAULO, por agentes da polícia carioca.
A delegada-assistente da 21ª DP (BONSUCESSO), FÁTIMA BASTOS, tomou depoimento do maníaco em um presídio de SOROCABA, junto com a oficial de cartório, CLÁUDIA MURRAY. Ele contou ter passado o NATAL, o ANO NOVO e o CARNAVAL no RIO. Confirmou ter assassinado uma adolescente chamada JÉSSICA, de 16 anos, no MORRO DO LIVRAMENTO, e a jovem JÉSSICA SILVA SANTOS, de 18, no JACAREZINHO. Neste período, também visitou parentes no MORRO DA PROVIDÊNCIA e se envolveu com traficantes do MORRO DO JACARÉ.
Nesta última comunidade, o maníaco confessou ter conseguido armas emprestadas, com o tráfico, que foram usadas em assaltos a motoristas e a residências. O produto dos assaltos era entregue aos traficantes do JACARÉ, para que o maníaco sustentasse um dos seus vícios, o uso de crack. A aproximação com o tráfico e o medo de ser identificado pela polícia carioca foram as razões alegadas por ele para deixar o RIO, no fim de fevereiro, após assassinar uma jovem, no JACAREZINHO. Disse que, se os traficantes o reconhecessem como o autor da morte da jovem, que freqüentava a comunidade, iria ser executado”, contou a delegada.

O ex-jogador de futebol americano O.J.SIMPSON, de 61 anos, foi considerado culpado de assalto à mão armada e seqüestro por um júri do Tribunal do Estado de NEVADA, em LAS VEGAS. A decisão acontece 13 anos após ele ter sido inocentado da acusação de duplo assassinato em 1994 de sua mulher, NICOLE BROWN SIMPSON, e de um amigo dela, RONALD GOLDMAN, no chamado “Julgamento do século”. Agora o ex-astro de futebol americano corre o risco de passar o resto de sua vida na cadeia. SIMPSON e outro réu, o ex-atleta e seu amigo CLARENCE STEWART, foram condenados e imediatamente algemados e presos. Os dois vão pegar no mínimo pena de cinco anos e podem ser condenados à prisão perpétua. Ao contrário de outros países, onde o réu sabe qual é a sua punição no momento da condenação, o ex-astro só terá conhecimento de quanto tempo passará na cadeia no próximo dia 5 de dezembro.

O homem mais alto do mundo, o chinês BAO XISHUN, tornou-se esta semana o pai mais alto do mundo, após o nascimento de seu primeiro filho, um menino cujo comprimento parecer ser um meio-termo entre o pai gigante e a mãe de estatura média. O filho de BAO mediu 56 centímetros e pesou 4,2 quilos ao nascer, na quinta-feira, dia 2 de outubro, num hospital de ZUNHUA, na província de HEBEI. BAO, um homem de 2,36 metros, da região da MONGÓLIA, casou-se no ano passado com XIA SHUJUAN, de apenas 1,68 metro.

2 009      :       -      DOMINGO
Depois de muitos anos pertencendo à Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP (AORRPM) revolto-me com a notícia de que estão para mudar a sigla da Associação, bem como a reforma do atual Estatuto, criando condições bem bizarras. Por exemplo, a participação das praças na Instituição. É uma modificação não condizente com as tradições da Associação e que fere profundamente a própria hierarquia militar. São sinais de novos tempos? Por causa desses “novos tempos” a antiga Força Pública foi perdendo sua característica e se transformando numa Polícia Militar que, ano após anos, vai sendo cada vez mais dilapidada por leis ofendem seu passado. Isso sem falar no grande problema financeiro. Agora atinge a própria Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP, que, pelo estatuto pretendido, tem sua morte anunciada.

Companheiros da PMESP
Por absoluta falta de tempo somente neste final de semana é que me inteirei da publicação de um projeto de Estatuto da Associação dos Militares Estaduais do Estado de São Paulo - AMESP - 
Seria a fundação de uma nova Entidade? Não. Era a morte anunciada da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. No meu ponto de vista uma verdadeira aberração.
Não posso concordar com isso. Não sei a idéia de meus companheiros da Corporação. 
Criar uma nova Entidade vá lá, mas matar a AORRPM é algo acachapante.
Fica bem clara a minha posição. Caso seja aprovado tal projeto de Estatuto estarei me desligando do quadro associativo da tal Associação dos Militares Estaduais do Estado de São Paulo. Não entrarei em detalhes quanto ao conteúdo do projeto porque o pecado maior está em seu artigo 1º. Deveria ter sido excluído o preâmbulo "Dados Históricos", pois é algo chocante tratar da história e depois extinguir a Entidade. Para mim, da "velha guarda", já foi sofrido ver a "morte" da Força Pública e a criação da Polícia Militar, mas mudar as características fundamentais da "última trincheira" é demais.
CORONEL PM VENTURA
Essa minha mensagem aos oficiais da PMESP originou uma série de desdobramentos:
O Jornal ainda não chegou à minha casa, mas compartilho com você em gênero, número e grau! Obrigado por me alertar!
Quem teve a iniciativa? O Cruz?
Um grande abraço!
Corrêa de Carvalho
2009/10/4 Mario Ventura
ESTIMADO CORRÊA DE CARVALHO
No jornal "CLARINADAS DA TABATINGUERA, Nº 203, DE SETEMBRO DE 2009 traz um projeto de Estatuto intitulado "ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES ESTADUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO = AMESP =
No Artigo 1º - A Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Polícia Militar do Estado de São Paulo (AORRPMESP), que passa a partir da data da aprovação deste estatuto, a denominar-se Associação dos Militares Estaduais do Estado de São Paulo, representada pela sigla AMESP. é uma entidade civil, sem fins econômicos;é pessoa jurídica de direito privado, com duração indeterminada, personalidade distinta de seus associados, capacidade representativa em todo território do Estado de São Paulo, sede e foro na Capital do Estado de São Paulo....................
Essa nova entidade mistura Oficiais e Praças da Reserva ou Reformados da Polícia Militar, assim como seus cônjuges supérstites, com direito de voto e ser votado.
Caro CORRÊA DE CARVALHO
Além de anunciar a morte da AORRPMESP vira um verdadeiro saco de gatos, com oficiais misturados com praças. Se hoje a hierarquia militar já não anda boa naquela Associação, com tenentes desfeitando coronéis, como aconteceu comigo em uma Assembléia da qual fui presidente, imagine com as praças em perfeita promiscuidade com os oficiais. É O FIM DA PICADA! Caso essa aberração vingue, estou fora!!!  
2009/10/4 Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho
Prezado Amigo Ventura,
O que está acontecendo afinal?
Quem está inventando essa outra entidade?
Há algo escrito que vc possa me passar?
Agradeço se puder fazê-lo.
Abrs.
Corrêa de Carvalho
2009/10/4 Mario Ventura
CARÍSSIMOS AMIGOS
Estou encaminhando novamente a minha mensagem por conter erros na outra.
CORONEL PM VENTURA

deGeraldo
paraMario Ventura

ccZéAmérico ,
Alvaro ,
Albertino_Ivany ,
Brandão ,
Odair ,
Hedy/Caribé ,
CelNunes ,
Catalano ,
Calciolari ,
EnnioF ,
Fuga ,
Fujimura ,
Gonzaga ,
Garibe ,
Kleber ,
Niomar ,
Pisani ,
Rolim ,
Port ,
Rocha ,
Ralph ,
AméricoS ,
Santoro

Caro Ventura e demais camaradas da PM,
Também estou abismado. Concordo plenamente com as considerações abaixo e não vejo alternativa, em sendo aprovado o novo estatuto nos termos divulgados, senão a de também me desligar do quadro associativo da AORPM, por sua completa desfiguração.
Afinal, a quem interessa essa proposta lamentável?
Abraços,  
Cel. Geraldo

Meus amigos,
Compreendo a admiração de todos ante a alteração do nome da AORRPM, mas é necessário e urgente que se expliquem algumas coisas. A Associação, nos moldes em que está e com o nome que carrega, não atrai oficiais da ativa, e, mesmo aqueles que estão passando para da reserva não vêm se associando na quantidade que se supõe suficiente para manter nos quadros da Associação o número suficiente de sócios para sua manutenção. Dada a idade avançada de muitos dos sócios da AORRPM, temos a infelicidade de haver muitos desfalques nesse quadro por falecimento do titular, apequenando a representatividade que a Associação pode ter, e dificultando a vida financeira da mesma. Por outro lado, a Associação dos Oficiais da PM, tida como a entidade de classe dos oficiais da ativa, por razões que não preciso citar, vem se afastando das reais finalidades pelas quais foi fundada e vem se tornando um mero clube esportivo, e mais: apenas para associados da Zona Norte da capital. Diante de tudo isso, tomei a liberdade de sugerir ao Coronel Cruz a mudança do nome da AORRPM, para, com mudança também de estatuto, tentar atrair oficiais de todas as condições de nossa PM. Minha intenção, ao fazer tal sugestão, era, ao se transformar a AORRPM, com o nome de “Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo”, não somente motivar e entrada de novos sócios, mas também fazê-la preencher a lacuna criada com a defecção da AOPM em termos institucionais. Não sei se foi apenas minha sugestão que motivou a alteração proposta, mas ela saiu de forma um tanto diferente daquilo que previ. A possibilidade da inclusão de praças nos quadros da Associação (letra “a” do inciso I do artigo 6º da proposta apresentada), como é óbvio, não estava nas minhas cogitações. Mas se a Associação vai ser de militares estaduais (e não só de oficiais como sugeri), isso parece ter sido colocado adrede. Sou contra essa mistura, até por que as reivindicações das praças da ativa ou da reserva não são necessariamente as mesmas das dos oficiais em quaisquer situações. Infere-se assim que a maior ameaça `AORRPM está nesse dispositivo e não no nome, que, aliás, se coaduna de certa forma com as lutas que travamos em Brasília para inserir, na Constituição, tal designação para os membros das Polícias e Bombeiros Militares. Vale lembrar que em vários Estados essa já está sendo a denominação das Associações de classe dos oficias das Polícias e Bombeiros Militares. De tudo exposto, penso ser necessário e útil a modificação do nome da entidade, por mais tradicional que possa ser o atual. O fulcro da questão, porém, deverá ser o veto à admissão de praças, por trazer mais problemas que soluções. Convido-os a pensar seriamente no caso e, sem sentimentalismos, a meu ver ora  inoportunos diante dos fatos, e  cerrar fileiras com  essa argumentação. 
Esperando ter sido compreendido, envio a todos meu fraternal abraço.
Coronel Brandão.
Na madrugada deste domingo tivemos o GP DO JAPÃO:
Única ameaça ao título que parecia cada mais vez mais certo que ficaria na Brawn GP, o alemão Sebastian Vettel adiou a decisão da Fórmula 1 na manhã deste domingo ao vencer o Grande Prêmio do Japão com total domínio do início ao fim. O jovem piloto da Red Bull largou na pole e abriu boa vantagem já na primeira volta da corrida, que teve ainda Rubens Barrichello na sétima colocação e o líder Jenson Button apenas na oitava, resultado que mantém a definição do campeonato para as duas últimas etapas, a serem realizadas no Brasil e Emirados Árabes.
Além de se manter vivo na briga pelo inédito título, mas com ainda 16 pontos de desvantagem em relação ao líder (nos 20 que ainda serão disputados), Vettel encerrou um jejum da Red Bull na temporada, já que a equipe esteve afastada das vitórias nas últimas cinco corridas. Após emendar grande sequência de seis pódios em três provas disputadas entre junho e julho, a escuderia entrou em uma fase ruim a partir da disputa na Alemanha.
Agora, ao tirar nove pontos em relação ao líder, a revelação da Red Bull alcança os 69 e encosta em Barrichello na segunda colocação, já que o brasileiro só marcou dois no circuito de Suzuka e chegou aos 71. Enquanto isso, o piloto inglês foi aos 85, coroando estratégia de arriscar pouco no Japão, já que mesmo saindo da incômoda décima posição, conseguiu se recuperar e chegar à zona de pontuação.
Com apenas 19 carros no grid, já que o alemão Timo Glock cortou a perna em um forte acidente ocorrido na véspera e assistiu à prova nos boxes da Toyota, a largada em Suzuka beneficiou os desafiantes a Button na luta pelo título. Enquanto Vettel resistiu aos ataques de Hamilton na primeira reta e conseguiu abrir boa vantagem na sequência, Barrichello sustentou a sexta posição e viu o líder cair da décima para a 11ª colocação, distante da zona de pontuação.
No entanto, o bom momento do brasileiro não durou muito neste início. Depois de esboçar uma perseguição à Ferrari de Kimi Raikkonen, Barrichello não acompanhou o ritmo do finlandês e deixou o rival se distanciar, ao mesmo tempo em que Button recuperava a posição de origem ao deixar para trás Robert Kubica, da BMW, logo na volta de número 4.
Já na 15ª, a sorte voltou a andar ao lado do carro do líder, colocando o inglês na oitava posição sem precisar fazer força. Atrás da disputa acirrada entre Adrian Sutil e Heikki Kovalainen, Button foi beneficiado por um leve choque entre os representantes de Force India e McLaren e herdou o posto, embora os dois ainda conseguissem se refazer e voltar à pista.
Outro que largou bem no circuito de Suzuka foi o inglês Lewis Hamilton. Dono da terceira posição do grid, o atual campeão subiu uma posição ainda na reta inicial e já mostrou a força do Kers (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) da McLaren ao abrir boa vantagem sobre Jarno Trulli, da Toyota. No entanto, após a volta número 37 e a troca de pneus e reabastecimento dos dois pilotos, o italiano voltou na frente e reassumiu a segunda colocação para registrar o sexto pódio da equipe em 2009, o segundo consecutivo.
Já na etapa final da corrida, pouco depois de Barrichello perder a sexta posição para o alemão Nico Rosberg (Williams), uma forte batida do espanhol Jaime Alguersuari (da Renault) tratou de dar mais emoção à disputa e levar o safety car à pista por cinco voltas.
No entanto, após o reinício e com pouco tempo para acelerar, os pilotos mantiveram as posições e adiaram a definição para o próximo dia 18 de outubro, em Interlagos, que pode conhecer o campeão da Fórmula 1 pelo quarto ano consecutivo. Para que isso não aconteça, Barrichello precisa somar cinco pontos a mais que Button, deixando a desvantagem em apenas nove para a decisão em Abu Dhabi, em 1 de novembro.
Confira o resultado final do Grande Prêmio do Japão:
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 67 voltas em 1h28min20s443
2. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 4s877
3.
Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 6s472
4. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 7s940
5. Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 8s793
6. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 9s509
7. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 10s641
8. Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 11s474
9.
Robert Kubica (POL/BMW) - a 11s777
O hino simboliza bem a fase do PALMEIRAS: “Quando surge o Alviverde imponente, no gramado em que a luta o aguarda...” Mais uma vez o líder do Campeonato Brasileiro mostrou sua força. Diante de uma aguerrido SANTOS, buscou a virada, 3 a 1, e manteve vantagem de cinco pontos sobre o segundo colocado, agora o SÃO PAULO.
Restam apenas 11 rodadas para o fim da competição e a contagem regressiva verde cresce ao mesmo tempo em que o time segue somando vitórias. Em 27 rodadas, são 15 vítimas e 53 pontos na busca do título.

Oito pessoas, entre elas um bebê de cinco meses que estava no colo da mãe, foram mortos ontem à noite, vítimas de uma chacina na VILA ICARAÍ, no bairro UBERABA, em CURITIBA, no PARANÁ. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas, mas não correm risco de morrer.

Com 45% de urnas apuradas, a oposição socialista já ganhava as eleições gerais da GRÉCIA com 10% de vantagem, tirando do poder o primeiro-ministro COSTAS KARAMANLIS, que concorria ao segundo mandato. Ele assumiu a responsabilidade pela derrota e, em seguida, anunciou sua saída da liderança do partido conservador NOVA DEMOCRACIA.

Centenas de insurgentes armados com fuzis e granadas propelidas por foguetes atacaram dois postos militares no leste do AFEGANISTÃO, matando oito soldados americanos. Foi o ataque mais mortífero contra as forças dos EUA no país em mais de um ano. Na ação, dois militares afegãos também foram mortos e mais de 20, capturados.
O confronto ocorreu ontem na Província de NURISTÃO, na fronteira com o PAQUISTÃO, e deve inflamar o debate em WASHINGTON sobre qual o direcionamento que deve ser dado à guerra, que já dura oito anos.

A proposta de anistia prevista no ACORDO DE SAN JOSÉ, a base da negociação de uma saída para a crise política de HONDURAS, tornou-se mais um entrave nas negociações. O presidente MANUEL ZELAYA, deposto em 28 de junho por um golpe de Estado, quer ampliar o escopo desse perdão – que originariamente se limitaria a crimes políticos – para abarcar outros delitos que pesam contra ele na Justiça. Entre eles, a retirada de 40 milhões de lempiras (2,13 milhões de dólares) do Banco Central de HONDURAS para financiar o plebiscito que acabou não ocorrendo em junho.

A cantora MERCEDES SOSA morreu hoje, aos 74 anos, em BUENOS AIRES, em conseqüência de complicações nos rins, no fígado e nos pulmões. Hospitalizada há duas semanas, MERCEDES passou os últimos dias respirando com ajuda de aparelhos. Seu corpo está sendo velado no Congresso Nacional, na capital Argentina. Seus restos serão cremados e as cinzas espalhadas na cidade de TUCUMÁN, onde nasceu, e MENDOZA e
 BUENOS AIRES. Era um dos pilares fundamentais da música popular Argentina, ao lado de CARLOS GARDEL e ASTOR PIAZZOLLA. HAYDÉE MERCEDES SOSA fez história pelo dom daquelas raras vozes que encerram um universo em si – pela importância histórica e pelo sentimento que carregam, baluartes artísticos de sua gente, antenas do seu tempo, genuinamente comoventes, gigantes por natureza. É como LUIZ GONZAGA no BRASIL, ODETTA HOLMES nos ESTADOS UNIDOS, CÉLIA CRUZ em CUBA, MIRIAM MAKEBA na ÁFRICA DO SUL.
A seu modo, LA NEGRA – como foi carinhosamente apelidade por causa da cor dos cabelos – tornou-se referência de cantora, da grandeza de uma ELLA RITZGERALD, de uma EDITH PIAF. Foi a voz combatente da AMERICA LATINA nos penosos anos da ditadura, quando passou a ser duramente perseguida e censurada por defender os direitos civis. 
Herdeira de um movimento de música folclórica com forte compromisso político, tendo ATUAUALPA YUPANQUI como maior referência, gravou canções simbólicas dos anseios por liberdade e justiça e que valorizavam o trabalho da mulher e do homem comum. Canções como LOS HERMANOS, GRACIAS A LA VIDA e LA CARTA (ambas da chilena VIOLETA PARRA) e HERMANO DAME TU MANO (J.SÁNCHEZ / J. SOSA) correram mundo em sua voz.
Entre as estrelas internacionais que dividiram palcos e gravações com ela estão LUCIANO PAVAROTTI, STING, JOAN BAEZ, LUCIO DALLA, SILVIO RODRIÍGUEZ, PABLO MILANÉS e GAL COSTA, além de outros brasileiros com os quais cultivou grande amizade. 
Entre os feitos marcantes de sua carreira estão uma atuação na CAPELA SISTINA DO VATICANO (em dezembro de 1994), no CARNEGIE HALL (NOVA YORK) e no COLISEU DE ROMA (ambas em 2002) para pedir a paz no ORIENTE MÉDIO junto a RAY CHARLES, entre outros.
Em 1979, com a violência militar recrudescendo, MERCEDES foi presa na cidade de LA PLATA, depois de um show, junto com todo seu público. No mesmo ano refugiou-se em PARIS e em 1980 mudou-se para MADRI. Ela podia voltar à ARGENTINA quando quisesse. Com o princípio de agonia do regime militar, MERCEDES pôde voltar ao país em 1982. O show que marcou o reencontro com seu público, no TEATRO COLÓN, em BUENOS AIRES, causou grande comoção.
Sua brilhante trajetória artística e pessoal foi reconhecida com diversos prêmios, entre eles o da UNIFEM (órgão da ONU), em 1995, por seu empenho em defesa dos direitos da mulher. No ano seguinte foi a vez de receber em PORTO ALEGRE a Medalha SIMÕES LOPES NETO, pela contribuição para a união dos povos, como artista e personalidade influente.  

2 010     :       -      SEGUNDA-FEIRA
Especial: Eleições 2010 (MSN Notícias)
reuters.com (© 2008 Thomson Reuters. All rights reserved. Reuters content is the intellectual property of Thomson Reuters or its third party content providers. Any copying, republication or redistribution of Reuters content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Thomson Reuters. Thomson Reuters shall not be liable for any errors or delays in content, or for any actions taken in reliance thereon. "Reuters" and the Reuters Logo are trademarks of Thomson Reuters and its affiliated companies. For additional information on other Reuters media services please visit http://about.reuters.com/media/.)
Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 4/10/2010 2:18
Dilma e Serra têm "guerra" de 4 semanas pela Presidência
Dilma e Serra têm "guerra" de 4 semanas pela Presidência
REUTERS
Por Alexandre Caverni
SÃO PAULO (Reuters) - Dilma Rousseff (PT) ganhou a primeira rodada, mas sem garantir sua eleição neste domingo mostrou um abatimento que contrastou com um revigorado José Serra (PSDB), impulsionado ao segundo turno pelo crescimento final de Marina Silva (PV). Com 99,95 por cento dos votos apurados, a petista tinha 46,90 por cento dos votos válidos, Serra somava 32,62 por cento e Marina, 19,34 por cento. "Quero dizer que nós vamos à luta e nós vamos à vitória. Vamos à vitória com os mesmos ideais democráticos que nos trouxeram até aqui", disse Serra a militantes. A primeira grande batalha da campanha do segundo turno será a busca do apoio de Marina e do PV. Serra aproveitou para fazer um primeiro gesto já na noite de domingo ao "congratular a Marina... ela contribuiu para o jogo democrático no Brasil". Mas a candidata verde deixou claro que haverá muita conversa antes de qualquer definição do PV sobre que caminho tomar, e que apoios nunca são automáticos. "O partido agora vai ter que fazer uma discussão nas suas instâncias, por respeito com quem fizemos alianças", disse Marina a jornalistas, referindo-se a movimentos sociais e a intelectuais. E lembrou: "O voto não é da Marina, não é do Serra e não é da Dilma. O voto é do eleitor". Enquanto isso, depois de estar, poucas semanas atrás, virtualmente eleita no primeiro turno, Dilma procurou manter o moral dos militantes, lembrando que os petistas são "guerreiros". "Nós somos acostumados a desafios e somos de chegada. Tradicionalmente, a gente tem desempenhado muito bom no segundo turno", disse Dilma. Nas duas vezes que foi eleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal cabo eleitoral, venceu na segunda rodada de votação. Mas o resultado abalou integrantes da campanha petista, que alimentaram até o fechamento das urnas esperanças de que Dilma fosse eleita neste domingo. A avaliação imediata entre os dirigentes petistas é de que a candidata perdeu fôlego no voto religioso, em especial entre os evangélicos. Marina, que é evangélica, teria se beneficiado dos ataques de líderes religiosos contra Dilma e o PT em temas como o aborto. Dilma colou em Lula e apostou na transferência de votos do presidente, usando o horário eleitoral gratuito para mostrar sua ligação a ele e os feitos do governo nos últimos oito anos. Ignorou os ataques, as acusações e as denúncias. Tentou voar no céu de brigadeiro da popularidade de Lula, o que deu certo durante boa parte do tempo. Mas perdeu o apoio de antigos eleitores petistas desiludidos com o escândalo envolvendo Erenice Guerra, ex-auxiliar de Dilma, na Casa Civil, que migraram para Marina. Vai precisar mais do que a força de Lula para ser eleita. Serra, do seu lado, tem nas próximas semanas a chance de encontrar um foco adequado para sua campanha, que até agora tentou não trombar com Lula e se mostrava como um candidato da continuidade ao mesmo tempo que sua campanha atacava Dilma e o PT. A expectativa agora é de que o segundo turno possa trazer a discussão de propostas e ideias que não aconteceu nas últimas semanas. "O segundo turno entre Dilma e Serra é uma forma de o Brasil analisar as propostas de uma forma mais criteriosa: haverá um debate maior sobre o que país precisa e quais as novas opções", disse o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão. O economista-chefe do Banco Safra Investimento, Cristiano Oliveira, vai na mesma linha. "Ambos os candidatos terão que ser mais explícitos em seus programas de governo, e também no campo econômico. O debate que não ocorreu no primeiro turno vai ter que haver no segundo", disse Oliveira. A boa notícia, especialmente quando se compara às eleições de 2002, quando o temor da eleição de Lula trouxe enorme turbulência aos mercados financeiros e à economia, é que desta vez não se espera muita agitação. "Do lado financeiro não espero volatilidade com o segundo turno, porque o mercado não acredita que haverá grandes mudanças", resumiu o economista-chefe da corretora Souza Barros, Clodoir Vieira. "Acho que o mercado vê da seguinte forma: Dilma sendo eleita, daria continuidade às políticas de Lula, enquanto a visão para o caso de Serra vencer não é muito diferente, ao menos na área econômica", acrescentou. Os candidatos devem ter pelo menos dois debates na TV nas próximas semanas: na Bandeirantes, que tradicionalmente faz o primeiro encontro de cada turno, e a na Globo, que sempre encerra as campanhas. O início para o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV nesta segunda etapa ainda precisa ser definido. A data limite é o próximo dia 16, mas deve começar antes. (Reportagem de Natuza Nery, em Brasília; Carmen Munari, Hugo Bachega e Fernando Cassaro, em São Paulo)
Nesta fria manhã de segunda-feira vamos ler os jornais e naturalmente tomar ciência dos principais acontecimentos das eleições do domingo. O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO publica um caderno dedicado às “ELEIÇÕES 2010” – A decisão ficou para o dia 31 – e para os eleitores de MARINA SILVA. DILMA ROUSSEFF, com 47%, acabou abaixo da margem de erro das pesquisas. JOSÉ SERRA, com 33%, disputará o segundo turno com a candidata do governo. O ex-governador de SÃO PAULO ficou no limite superior da margem de erro; MARINA SILVA, com 19%, também. Durante a campanha, MARINA, ex-ministra do MEIO AMBIENTE de LULA, criticou tanto DILMA quanto SERRA. Em discurso ontem à noite, ela não revelou quem apoiará no segundo turno. O assédio à senadora acreana começou ontem mesmo, por enviados de DILMA e de SERRA. O candidato tucano, que enfrentava a ameaça de não haver segundo turno, fez discurso eufórico, por volta da meia-noite. Pela manhã, DILMA procurou não esmorecer: “A militância que eu represento é melhor diante de obstáculos do que diante da facilidade.” À noite, ela disse que suas propostas ficarão mais claras a partir de agora. As campanhas de ambos serão redesenhadas. O resultado frustra a expectativa do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, cujo engajamento na campanha foi sem precedentes nesses 21 anos de eleições diretas. LULA apostou sua popularidade e colocou o peso de seu cargo na candidatura de sua ministra-chefe da CASA CIVIL, que nunca disputara eleição e ra desconhecida da maioria dos brasileiros até a campanha deste ano.    

Nesta manhã de segunda-feira, ressaca das eleições de ontem, recebo um e-mail do GINO STRUFFALDI. Ele já me telefonara pela manhã a respeito do que consta nesta mensagem. Mas também demonstra certa preocupação para a operação marcada para o dia 6. Ele não poderá ir hoje à reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial e nem amanhã (muito menos), tem condições de estar presente no hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal de SÃO PAULO, num evento dedicado ao encerramento da Revolução Constitucionalista de 1932. Espera que nós possamos representá-lo nessa cerimônia, bem como na reunião do Conselho. 
Prezado Cel. Ventura.- Obrigado por encaminhar ao Cap. Costa e Silva o caso do garoto que tem problemas.- Quanto ao retrato, não obstante o fato tenha massageado o meu ego, deixou-me algo constrangido  pois além de ser homenagem não comum em casos iguais ao meu, dará a impressão que tenha sido feita por minha sugestão. Obviamente cumpre-me agradecer ao senhor, ao Cel. Mendes e provavelmente a outras pessoas, essa demonstração de amizade o que faço sumamente emocionado.- No tocante a eleições, estamos de parabéns em face do resultado : em São Paulo, vencemos;  e no Brasil perdemos mas vamos ao segundo turno. Espero que o Serra seja mais contundente e tenha coragem de dizer algumas verdades a respeito da terrorista Dilma.- Abraços.- Gino

Apesar das dificuldades desta segunda-feira, compareço à Associação Comercial para assistir a mais uma reunião do Conselho Cívico e Cultural:
ATA DA 25ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2009 / MARÇO 2011, REALIZADA EM 04 DE OUTUBRO DE 2010, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR (SALA TS 1-2-3), RUA BOA VISTA, 51.
Coordenador: Conselheiro Francisco Giannoccaro.
Secretário: Viviano Ferrantini.
Reuniram-se os membros do Conselho sob a coordenação de Francisco Giannoccaro, conforme lista anexa. Justificadas as ausências de: Frances de Azevedo, Pedro Paulo Penna Trindade, Ricardo Luis Martins Scalise. Ata em votação: aprovada. Francisco Giannoccaro dá as boas vindas ao novo membro Osmar Garcia Stolagli, Conselheiro da Distrital Ipiranga.
Expediente: a) convite da Sociedade Veteranos 32 – MMDC para homenagem da Câmara Municipal pela data de encerramento da Revolução Constitucionalista, em 5 de outubro, às 11 horas, com hasteamento de bandeiras; b) leitura de ofício encaminhado ao aluno Christian Godói pela sua manifestação nas recentes festividades na Câmara Municipal de São Paulo na comemoração do aniversário do Movimento Constitucionalista; c) ofício dirigido à Distrital Santana pelo aniversário de 10 anos da ereção do Marco da Paz naquele Distrito; d) comunicação das festividades a terem lugar na Câmara Municipal de São Paulo, no seu salão nobre, com homenagem aos professores, no próximo dia 15/outubro, às 17 horas; e) Francisco Giannoccaro e Mario Ventura solicitaram maior participação dos conselheiros nas diversas festividades patrocinadas pela sociedade de veteranos MMDC - 32 e outras ligadas à movimentos cívicos; f) A secretária Valéria informou que os ofícios às Distritais já foram enviados e o folder comemorativo do Dia da Bandeira passando por uma correção.
Monumento do Ibirapuera – Mario Ventura informou que o acervo de documentação e objetos relativos a 1932 que estavam depositados no local sofreram desfalques; após roubos em função disto foram entregues ao museu respectivo na Lapa. O governo estadual reteve as verbas destinadas à manutenção do Monumento, num total de R$ 8 milhões. Og Pozzoli mencionou que sua empresa, a Isoterma, preparou projeto global para permitir a proteção total contra infiltrações. Francisco Giannoccaro observou que este deveria fazer parte dos itinerários turísticos da cidade de São Paulo. Viviano Ferrantini mencionou espetáculos “Son et Lumiére” em locais monumentais no exterior, propondo algo semelhante neste. Lauro Escobar lembrou que o Monumento do Ipiranga teve seu “Som e Luz”, atualmente desativado; que contato com o novo governador é imprescindível para reativar o interesse e conseqüente manutenção do local. Mario Ventura lembrou que o ideal seria ter um corpo permanente da PM sediado, e até guarda de honra com os uniformes da época de 32.
Túnel 9 de Julho – Na entrada do mesmo há pedestal para receber estátua, que deverá ser do “Combatente de 32”. Maria Cecília Naclério Homem informa que há escultura com projeto pronto para o mesmo. Francisco Giannoccaro lembra a estátua da “Vitória” erigida pelo Clube Esperia; e que o aniversário dos 80 anos do Movimento Constitucionalista, em 2012, seria o instante adequado para sua inauguração. Og Pozzoli sugeriu o monumento ao “Soldado Desconhecido de 32”. Mario Ventura diz que o novo governo indicará o Comandante da PM, e a partir desta novas providências poderiam ser adotadas. Francisco Giannoccaro formará comissão para tratar do assunto. Viviano Ferrantini propõe subscrição pública, a exemplo do “Ouro para o bem de São Paulo” para a construção do Monumento.
Hino oficial de São Paulo – O conselho voltou a abordar este tema; não havendo este símbolo do Estado. Lauro Escobar rememorou que quando fez parte da Comissão Estadual para criar os símbolos do Estado, foi aberto concurso para texto do hino, porém o vencedor Guilherme de Almeida teve seus versos rejeitados pelo maestro Eleazar de Carvalho por serem sesquipedálicos, em conseqüência imusicáveis. Mario Ventura citou que há uma versão de Spartaco Rossi e do Kalil, novo edital sobre o assunto deverá ser elaborado e lançado. Maria Cecília Naclério Homem citou outro do poeta Paulo Bomfim musicado pelo maestro Mario Albanese. Francisco Giannoccaro determinou que se encaminhe ofício à respeito à Secretaria de Cultura do Estado. Eloy Gonçalves sugere pedido direto ao novo Governador.
Assuntos culturais – Antonio Cordeiro indagou sobre tanque de guerra a ser colocado no pedestal do Monumento das Forças Armadas em Santana. Francisco Giannoccaro informou que o Exército deverá deslocar carcaça do mesmo de Porto Alegre, não havendo previsão de data. Maria Cecília Naclério Homem apresentou a legislação sobre preservação de bens culturais e mudança de nomes em logradouros e edifícios públicos.
Eleições e momento político – Eloy Gonçalves achou importante o resultado eleitoral que levou ao segundo turno a escolha do Presidente; mencionou editorial de FHC no Estadão e o perigo de totalitarismo se Dilma vencer; a vitória de Serra é muito importante para interromper a continuidade do socialismo sindical no Brasil, previu que os eleitores de Marina Silva votem no Serra. Valdir Abdallah comentou a mudança de rumos do eleitor na semana da eleição; diz que Marina transmitiu seu recado pela sua postura idéias e humildade, e que não evidenciará apoio aos atuais candidatos. Jorge da Costa diz que nossa direita anda oculta, e que deveria se manifestar, um pólo de atuação seriam as Escolas Técnicas que podem ser um contraponto à esquerda no setor educacional. Antonio Augusto Bizarro afirma que a direita se organiza muito melhor que a esquerda, lembrando 1964; critica os ambientalistas perguntando quem seria o pior para o Brasil – Dilma ou Marina? Francisco Giannoccaro fala do importante posicionamento das igrejas na questão do aborto, cita o manifesto pela liberdade subscrito por D. Evaristo Arns; lembra as determinações tempestivas do STF sobre a “ficha limpa” e a documentação para exercer o voto, e o risco do Legislativo e Forças Armadas estarem dominadas pelos adversários da Democracia; cita a grande São Paulo com seu cinturão vermelho. Marcelo Motta lembra o engajamento moral na campanha, e o fato dos processos contra Dilma estarem guardados no cofre do Tribunal Superior Eleitoral, permitindo entrar com mandado de segurança no STF para vista dos mesmos. Og Pozzoli observa que se os documentos são considerados de caráter secreto, ficarão guardados por meio século, antes de sua divulgação pública. Na política atual, “direita” é considerada um palavrão e que a esquerda justifica qualquer meio para vencer a eleição. Eloy Gonçalves, complementando, lembra as violentas campanhas no NE (Bahia, Pernambuco e Ceará) – “Não vote no Serra”, e que o candidato deve mudar o andamento da sua campanha, pois ele é o melhor para conduzir uma Democracia “pura”.
Nada mais havendo a tratar o Coordenador Francisco Giannoccaro agradece a todos pela presença, dando por encerrada a reunião, marcando para o dia 25 do corrente a próxima. Está é assinada por ele e pelo Secretário Viviano Ferrantini.
Francisco Giannoccaro                                          Viviano Ferrantini
Coordenador                                                                  Secretário

Nossa diretora de Comunicação Social encaminha uma mensagem sobre os esportistas que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932. O texto dessa matéria é o seguinte:
Governo de Getúlio Vargas decide impor interventores para comandar os estados brasileiros. Inconformada, a elite de São Paulo decide reagir, exigindo eleições e uma nova constituição. Sem outra opção, os opositores da ditadura decidem pegar em armas e combater o governo com suas próprias mãos, em nome da liberdade e da lei. Entre os soldados, atletas famosos do esporte brasileiro, que tomam a decisão de deixar a vida esportista e se engajar na causa política. Este foi o cenário da Revolução Constitucional de 1932. Entre os atletas, Arthur Friedenreich, jogador de futebol, ídolo da época, um dos representantes dos batalhões esportistas convocava seus companheiros pelo rádio . Junto a ele, nomes famosos do atletismo como João e Walter Rehder. Todos abriram mão de suas profissões, deixaram de competir importantes eventos, como as Olimpíadas de Los Angeles de 1932. No total, 1500 indivíduos vindos do esportes, craques forçados a interromper a carreira para entrar na guerra contra o governo de Getúlio Vargas. Em um conflito bélico sem precedentes, os atletas tiveram apenas duas semanas para se preparar como força armada e foram ao combate no dia 2 de agosto de 1932. Em um dos episódios mais duros, um mês sob fogo cruzado. Todos envolvidos com a causa do país em busca de liberdade e cidadania. Sem um número estimado de mortos, a luta durou 87 dias até a negociação de paz com o governo. João Rehder perdeu 3 amigos. Os principais líderes foram presos, mas nenhum deles atletas. Friedenreich chegou a ser noticiado como morto, mas reapareceu após o cessar fogo mantivendo-se nas trincheiras até o fim da guerra. Apesar da derrota, os constitucionalistas conseguiram a realização de eleições em 1933 e a promulgação de uma constituição em 1934. João e Walter Rehder voltaram a competir, conquistaram títulos, mas nunca participaram de uma Olimpíada. Friedenreich voltou a jogar, marcando 1329 gols, segundo especialistas, marca maior que a de Pelé e se aposentou dos gramados aos 43 anos. O saldo final da luta armada que envolveu tantos atletas foi a prova da força popular no Brasil, que envolveu diferentes classes e raças em busca de seus direitos como cidadãos brasileiros.
Confira os deputados federais eleitos por São Paulo. Veja a lista, separada por partido / coligação.
JUNTOS POR SÃO PAULO (PR/PRB/PT/PCdoB/PTdoB) - 24 VAGAS
Tiririca (PR) 1.353.640; João Paulo Cunha (PT) 255.484; Jilmar Tatto (PT) 250.418; Zarattini (PT) 216.394; Arlindo Chinaglia (PT) 207.457; Valdemar Costa Neto (PR) 174.805; Antonio Bulhões (PRB) 162.623; Pastor Paulo Freire (PR) 161.059; Vicente Candido (PT) 160.237; Fillipi (PT) 149.520; Janete Pietá (PT) 144.342; Vicentinho (PT) 141.061; Ricardo Berzoini (PT) 140.520; José Mentor (PT) 139.684; Paulo Teixeira (PT) 134.451; Carlinhos Almeida (PT) 134.188; Aldo Rebelo (PCdoB) 132.099; Vaccarezza (PT) 131.679; Milton Monti (PR) 131.653; Devanir Ribeiro (PT) 127.948; Newton Lima (PT) 110.206; Otoniel Lima (PRB) 95.971; Protógenes (PCdoB) 94.891; Vanderlei Siraque (PT) 93.309.
PSDB/DEM/PPS - 22 VAGAS
Bruna Furlan (PSDB) 270.642; Rodrigo Garcia (DEM) 226.063; Emanuel Fernandes(PSDB) 218.789; Edson Aparecido (PSDB) 184.378; José Anibal (PSDB) 170.948; Vaz De Lima (PSDB) 170.758; Jorge Tadeu (DEM) 164.611; s
Mara Gabrilli (PSDB) 160.128; Carlos Sampaio (PSDB) 145.584; Arnaldo Jardim (PPS) 140.639; Thame (PSDB) 139.721; Dimas Ramalho (PPS) 139.632; Tripoli (PSDB) 134.877; Luiz F. Machado (PSDB) 129.615; Duarte Nogueira (PSDB) 124.735; Eli Correa Filho (DEM) 124.590; Roberto Freire (PPS) 121.465; Dib (PSDB) 113.817; Julio Semeghini (PSDB) 113.332; Junji Abe (DEM) 113.156; Alexandre Leite (DEM) 112.950; Guilherme Campos (DEM) 112.852.
PRESTE ATENÇÃO SÃO PAULO (PSB/PSL) - 7 VAGAS
Gabriel Chalita (PSB) 559.985; Luiza Erundina (PSB) 214.101; Ota (PSB) 213.008; Márcio França (PSB) 171.953; Jonas Donizette (PSB) 162.144; Jefferson Campos (PSB) 116.315; Abelardo Camarinha (PSB) 71.637 Votos.

PV - 6 VAGAS
Guilherme Mussi (PV) 98.702; Ricardo Izar (PV) 87.347; Penna (PV) 78.298; Roberto De Lucena (PV) 70.605; Roberto Santiago (PV) 60.177; Dr. Sinval Malheiros (PV) 59.209;
PDT - 3 VAGAS
Paulinho Da Força (PDT) 267.174; João Dado (PDT) 70.484; Salvador Zimbaldi (PDT) 42.737 Votos
HUMANISTA CRISTÃO (PSC/PHS) - 2 VAGAS
Marco Feliciano (PSC) 211.838; Marcelo Aguiar (PSC) 98.820 Votos
PP - 2 VAGAS
Missionário José Olímpio (PP) 160.784; Aline Correa (PP) 78.307 Votos
PTB - 2 VAGAS
Arnaldo Faria De Sá (PTB) 192.328; Nelson Marquezelli (PTB) 117.631 Votos
PMDB - 1 VAGA
Edinho Araujo (PMDB) 100.195 Votos
PSOL - 1 VAGA
Ivan Valente (PSOL) 189.000 Votos
BRANCOS    1.843.644 votos
NULOS     2.148.856 votos
Confira os deputados estaduais eleitos por São Paulo
Confira os deputados estaduais eleitos por São Paulo. Veja a lista, separada por partido / coligação.
PSDB/DEM - 31 VAGAS
Bruno Covas (PSDB) 239.107; Paulo A. Barbosa (PSDB) 215.004; Fernando Capez (PSDB) 214.567; Pedro Tobias (PSDB) 198.377; Barros Munhoz (PSDB) 183.855; Gil Arantes (Dem) 145.120; Orlando Morando (PSDB) 138.628; André Soares (DEM) 136.898; Samuel Moreira (PSDB) 130.864; Analice Fernandes (PSDB) 125.116; Celino (PSDB) 123.658; Mauro Bragato (PSDB) 123.283; Carlos Bezerra Jr. (Psdb) 107.829; Milton Leite Filho (Dem) 106.538; Edmir Chedid (DEM) 104.602; Estevam Galvão (DEM) 101.880; Roberto Engler (PSDB) 95.277; Célia Leão (PSDB) 93.317; Celso Giglio (PSDB) 91.287;ALDO DEMARCHI (DEM) 86.670; Marcos Zerbini (PSDB) 85.669; Roberto Massafera (PSDB) 81.380; Hélio Nishimoto (PSDB) 78.906; Gilson de Souza (Dem) 77.664; Ary Fossen (Psdb) 76.406; Milton Vieira (Dem) 71.523; Carlão Pignatari (PSDB) 70.337; Maria Lúcia Amary (PSDB) 67.804; Cauê Macris (PSDB) 66.411; Welson Gasparini (PSDB) 62.679; Geraldo Vinholi (PSDB) 62.580;
SOMOS MAIS SÃO PAULO (PT/PRB/PR/PTdoB) - 27 VAGAS
Edinho Silva (PT) 184.397; Rui Falcão (PT) 174.681; Enio Tatto (PT) 161.139;  Alencar (PT) 153.945; Geraldo Cruz (PT) 131.188; Carlos Grana (PT) 126.957; Simão Pedro (PT) 118.405; Ana Perugini (PT) 115.331; João Paulo Rillo (PT) 111.822; João Antonio (PT) 110.672; Donisete Braga (PT)105.422; Luiz Moura (PT) 104.698; Isac Reis (PT) 100.627; Gilmaci Santos (PRB) 96.934; Luiz C. Marcolino (PT) 96.584; Antonio Mentor (PT) 94.172; Telma de Souza (PT) 90.337; Gerson Bittencourt (PT) 89.908; André do Prado (PT)  86.342; Hamilton Pereira (PT) 80.963; Ana do Carmo (PT) 80.449; Marcos Martins (PT) 80.127; Adriano Diogo (PT) 77.924; Sebastião Santos (PRB) 73.804; Zico (PT)71.498; Marco Aurélio de Souza (PT) 69.485; José Candido (PT) 68.194.
PV - 9 VAGAS
Rita Passos (PV) 154.342; Feliciano (PV) 137.564; Giriboni (PV) 93.123; Pastor Dilmo dos Santos (PV) 90.904; Padre Afonso (PV) 87.674; Reinaldo Alguz (PV) 78.962; Chico Sardelli (PV) 68.721; Dr. Ulysses (PV) 41.621; Regina Gonçalves (PV) 37.614 Votos
HUMANISTA CRISTÃO (PSC/PHS) - 4 VAGAS
Rodrigo Moraes (PSC) 124.256; Pr. Carlos Cesar (PSC) 67.185; Adilson Rossi (PSC) 64.627; Marcos Neves (PSC) 54.756 Votos
PDT - 4 VAGAS
Major Olimpio (PDT) 135.396; Rafael Silva (PDT) 97.181; Rogério Nogueira (PDT) 86.984; José Bittencourt (PDT)    58.949  Votos
PMDB - 4 VAGAS
Baleia Rossi (PMDB) 176.785; Caruso (PMDB) 94.894; Jooji Hato (PMDB) 83.854;;Itamar Borges (PMDB) 79.195 Votos

PPS - 4 VAGAS
Alex Manente (PPS) 114.713; Roberto Morais (PPS) 107.144  Votos; Gondim (PPS) 104.663; Davi Zaia (PPS) 68.655 Votos
PTB - 4 VAGAS
Campos Machado (PTB) 214.505; Edson Ferrarini (PTB;)90.463; Roque Barbieri (PTB) 84.012; Heroilma Tavares (PTB) 80.812 Votos
PSB - 3 VAGAS
Vinicius Camarinha (PSB) 97.028; Ed Thomas (PSB) 57.853; Bolçone (PSB)    31.274 Votos.
PCdoB - 2 VAGAS
Leci Brandão (PCdoB) 86.295; Pedro Bigardi (PCdoB)    67.754  Votos
PP - 1 VAGA
Curiatti (PP)    57.724  votos
PSOL - 1 VAGA
Carlos Giannazi (PSOL) 100.801 votos
BRANCOS  1.929.507 votos
NULOS  2.151.723 votos
Amigos, em especial aqueles que buscaram ser eleitos
Eleger-se á uma guerra de inúmeras batalhas sem ética nem princípios, basta verificar as emblemáticas eleições de Tiririca e outros.
Há, todavia, situações-limite como, por exemplo, a não eleição do Cel Paes de Lira, Cel Gilson Lopes, Maj Onério, Cap Augusto, Brito Cavalcante e outros. São reconhecidos profissionais de competência e vida ética voltada para o bem comum que não conseguiram se eleger. Não por esse mesmo raciocínio todavia com efeito similar, vemos o insucesso de: Netinho, Aguinaldo Timóteo, Batoré, Romeu Tuma, Genoino, Marcelinho Carioca, Frank Aguiar, Kiko KLB, Medeiros, Vampeta, Juca Chaves, Raul Gil Jr, Carlinhos Bombeiro (pessoa execrável com quem tive o desprazer de conviver), Mulher Pera, Ademir Daguia, Zé Maria etc.
Conclui-se que o eleitor erra um pouco mas acerta muito. Está amadurecendo o que é muito bom sinal.
Aos amigos que tentaram viabilizar sua candidatura por princípios sugiro que não esmoreçam e mantenham a energia desprendida com as devidas adequações a sensibilizar o eleitor nos pontos apresentados de amadurecimento.
Agora é esperar a definição sobre Dilma / Serra e rezar que o mal seja menor mesmo.........
Donizeti
PS: Estou Serra, apesar dos pesares

Morreu ALBERTO ALVES DA SILVA, aos 89 anos. “SEU NENÊ DA VILA MATILDE”, como era conhecido, faleceu nesta madrugada, de insuficiência respiratória, no Hospital TATUAPÉ, na zona leste. “SEU NENÊ” dedicou grande parte de sua vida ao Carnaval. Seu legado nasceu no LARGO DO PEIXE, na VILA MATILDE, onde se reunia com amigos para fazer samba e um jogo de pernada conhecido como tiririca – semelhante a capoeira. Assim nasceu a NENÊ DE VILA MATILDE, escola da zona leste, que leva o nome de seu fundador, com 61 anos de história. “No começo eram só 13 gatos pingados”, contou ao jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO em 1998, quando lançou um livro em comemoração aos 50 anos de fundação da escola. “Lembro que, quando eu tinha 6 anos de idade, a gente ia no LARGO DO PEIXE. Ele ficava sentado num banquinho tocando pandeiro e eu ficava dançando”, contou DALVA GOMES, Cidadã Samba 2010. “Minha tia namorava o irmão dele. Foi assim que a gente se conheceu. Eles ficavam namorando e a gente dançando”, lembrou. “SEU NENÊ” era um dos últimos baluartes do samba paulistano. Dos fundadores das escolas de samba mais antigas, resta o “SEU CARLÃO”, da UNIDOS DO PERUCHE. “Nós somos do tempo em que a sociedade não aceitava a escola de samba. Depois de tudo que nós passamos, a NENÊ tem que continuar o trabalho que ele deixou. Hoje em dia, só se fala em samba e em futebol no BRASIL”, disse “SEU CARLÃO”. Se depender do atual presidente da agremiação, nada vai mudar na NENÊ. “Somos uma escola cultural. Os ensinamentos dele serão mantidos. Aquilo que ele plantou, nós vamos continuar colhendo”, ressaltou RINALDO JOSÉ ANDRADE, o “MANTEGA”. “SEU NENÊ” ocupou a presidência da escola até 1996. Mesmo fora da diretoria, nunca se afastou da agremiação. “Ele participava de alguns ensaios, dava sugestões, estava na ativa, lúcido”, contou MANTEGA. Em todos esses anos, só não foi para a avenida no Carnaval um único ano, em 2008, por problemas de saúde.    

Eles têm o mesmo nome – BRUNO e BRUNA – são jovens, filiados ao PSDB, têm herança política e foram os candidatos paulistas mais votados do partido nestas eleições. Campeão das urnas com 239.150 votos, BRUNO COVAS conquista o seu segundo mandato na Assembléia Legislativa. Já BRUNA FURLAN, em sua primeira legislatura, estréia na Câmara dos Deputados com o aval de 270.661 eleitores. A votação expressiva de BRUNO vem consolidar, na prática, uma posição que teoricamente ele já ocupava entre os tucanos: a de herdeiro político do avô, o ex-governador MÁRIO COVAS. Aos 30 anos, presidente nacional da JUVENTUDE do PSDB, BRUNO foi um dos políticos mais bem avaliados durante levantamento feito pela ONG VOTO CONSCIENTE, que usou como critério a participação de parlamentares em comissões de estudos de projetos, leis e emendas aprovadas e presença em votações. Filha do peemedebista RUBENS FURLAN, prefeito de BARUERI, BRUNA FURLAN ficou surpresa com a quantidade de votos. BRUNA afirma, apesar de ter apenas 27 anos, se preparou muito para esse momento. “Me formei em direito e gerência de cidades, atuo há vários anos em projetos sociais e desde pequena acompanho a militância do meu pai, que começou ainda na época do antigo MDB”, diz. Um convite do ex-governador JOSÉ SERRA a motivou a disputar a eleição pelo PSDB. Agora, a meta dela também é trabalhar para eleger o tucano. Candidata pela primeira vez, a dona de casa IOLANDA OTA, surpreendeu até mesmo muitos eleitores ao se consagrar deputada federal entre os 11 primeiros colocados pelo Estado de SÃO PAULO. Ela é mãe do menino IVES OTA, que, aos 7 anos, foi seqüestrado e morto em 1997 por dois policiais militares que trabalhavam para o pai dele, MASSATAKA OTA. Durante a campanha, ela usou apenas o nome OTA nos cartazes em que aparece ao lado do marido. Por isso, muita gente só percebeu nas urnas que não estava votando no pai de IVES.

Importantes nomes oposicionistas não conseguiram se reeleger. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB-AM) perdeu a vaga no Senado por cerca de 1% dos votos válidos para VANESSA GRAZZIOTIN (PCdoB – AM). MARCO MACIEL (DEM-PE), TASSO GEREISSATI (PSDB-CE), HERÁCLITO FORTES (DEM-PI), MÃO SANTA (PSC-PI) e EFRAIM MORAIS (DEM-PB) também não conseguiram manter o cargo. Já JOSÉ AGRIPINO (DEM-RN), DEMOSTENES TORRES (DEM-GO), LÚCIA VÂNIA (PSDB-GO), FLEXA RIBEIRO (PSDB-PA) confirmaram seus mandatos. Ele terão o reforço do ex-governador de MINAS GERAIS, AÉCIO NEVES (PSDB), de ALOYSIO NUNES (PSDB-SP), PAULO BAUER (PSDB-SC) e de dois senadores do PSOL: RANDOLF FREDERICH (AP) e MARINOR BRITO (PA). Do lado governista, reelegeram-se ROMERO JUCÁ (PMDB-RR), RENAN CALHEIROS (PMDB-AL), VALDIR RAUPP (PMDB-RO), EDISON LOBÃO (PMDB-MA), PAULO PAIM (PT-RS), DELCÍDIO AMARAL (PT-MS) e MARCELO CRIVELLA (PRB-RJ). A eles se somam EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB-CE), LUÍZ HENRIQUE (PMDB-SC), GLEISI HOFFMANN (PT-PR), ROBERTO REQUIÃO (PMDB), HUMBERTO COSTA (PT-PE), JORGE VIANA (PT-AC) e LINDBERG FARIAS (PT-RJ).    

Oito parlamentares paulistanos vão deixar a Câmara Municipal de SÃO PAULO em 1º de janeiro para assumir cargos de deputado federal – cinco deles – ou estadual. Entre os oito novos vereadores, sete já exerceram mandato na Casa. A taxa de renovação de 14% das 55 vagas, considerada alta, não muda, entretanto, a correlação de poderes no Legislativo paulistano, dominado desde 2004 pelo “centrão” – bloco hoje formado pela bancada do PT e por outros oito partidos. Dos oito suplentes, cinco devem votar em sintonia com o grupo liderado pelo presidente do Legislativo, ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES, Outros três que assumem pelo PSDB – ANÍBAL DE FREITAS, JOSÉ ROLIM e TIÃO FARIAS – já estiveram na Câmara e não conseguiram fazer oposição ao bloco. Por outro lado, dois tucanos que faziam críticas à atuação do “centrão” e mediam forças com seus representantes, CARLOS ALBERTO BEZERRA JUNIOR e MARA GABRILLI, conquistaram vagas para deputados estadual e federal, respectivamente.

“Você jamais vai conseguir encostar a cabeça no travesseiro com tranqüilidade se estiver de posse de algo que não é seu”. Foi baseado nesse código de ética que HÉLIO GIANNINI, 76 anos, pautou sua vida. Nascido em 11 de maio de 1934, foi advogado, oficial de Justiça e policial civil. Paulistano de SANTANA, na zona norte, viveu no Planalto Paulista, zona sul. Atuou por 20 anos na segurança do Aeroporto de CONGONHAS, onde conheceu o PAPA JOÃO PAULO II. Trabalhava no Instituto Médico Legal na época do incêndio do edifício JOELMA (1974). Morreu de infarto e deixa viúva MAGALY BAHDUR GIANNINI, quatro filhos e cinco netos.

Morreu ADOLPHO PORTO ALVES, vítima de insuficiência renal. O bancário nasceu no dia 21 de junho de 1919. O desapego por bens materiais e a dedicação em auxiliar o próximo eram as principais características de ADOLPHO. Colaborador do LAR DOS VICENTINOS, ele também ajudava a todos – sem distinção – que cruzassem o seu caminho e pedissem algum apoio. “Até uma ex-cuidadora da minha mãe, que já não trabalhava para a gente há anos, ele fazia questão de dar certa quantia em dinheiro”, relembrou GILBERTO, um de seus três filhos. Nascido na cidade de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO veio morar na capital com a família quando era ainda criança. Em SÃO PAULO cursou a faculdade a pedido de sua mãe. “Minha avó sofreu bastante para conseguir criar os cinco filhos. O desejo dela era que todos cursassem o ensino superior”, contou GILBERTO. Realizando o sonho de sua mãe, ADOLPHO se formou em Administração de Empresas. Fez carreira no antigo Banco da Província do Rio Grande do Sul, com sede em São Paulo, na década de 1940. Trabalhou no mesmo local até se aposentar no início dos anos 1970. Aposentadoria remete a uma vida sossegada, sem muitas responsabilidades. Mas para o bancário ocupar o seu tempo era primordial. Chegou a dar aulas de economia em um colégio. E, quando fez 80 anos, se matriculou num curso de encadernação. Outro hobby era a leitura. Lia jornais e biografias de pessoas influentes. Manteve uma biblioteca em casa, mas se desfez dela quando adoeceu. Faleceu na mesma data que seu filho mais velho, que morreu há oito anos. 

Morreu no RIO DE JANEIRO, aos 65 anos, de parada cardíaca, o compositor e cantor ED WILSON, autor do grande sucesso de GAL COSTA nos anos 80, CHUVA DE PRATA. Carioca, EDSON VIEIRA DE BARROS era irmão de RENATO e PAULO CÉSAR BARROS, do grupo RENATO E SEUS BLUE CAPS, onde iniciou a carreira (influenciado por ELVIS). Compôs clássicos do chamado “brega”, como NÃO DIGA NADA (PRÊNTICE) e PEDE A ELA (TIM MAIA). “Era uma das melhores vozes da nossa geração, grande caráter, muito digno”, disse WANDERLEA. Nos últimos tempos, o cantor era ligado à música gospel.

O escritor HENRIQUE DE SENNA FERNANDES morreu hoje, em MACAU, onde nasceu, após doença prolongada. A informação foi divulgada pela família dele em um comunicado. FERNANDES nasceu em 15 de outubro de 1923 e deixou pelo menos, três livros incompletos. Ele teve as obras NAM VAN – CONTOS DE MACAU, AMOR E DEDINHOS DE PÉ E A TRANÇA FEITICEIRA publicados no BRASIL pela GRYPHUS EDITORA. Já hoje, na ESPANHA, foi divulgado que o escritor canário JOSÉ MARÍA MIRALLES SALL, que morreu no ano passado, ganhou o Prêmio Nacional de Poesia, concedido pelo Ministério de Cultura espanhol, pelo seu livro CADERNOS 2000 0 2009.

Para tornar viável economicamente o Centro de Lançamento de ALCÂNTARA, no MARANHÃO, e resolver o problema da disputa de terras com os quilombolas, o governo tomou duas decisões. Além de ampliar de 8,7 mil hectares para 20 mil hectares a área destinada à construção de um corredor de lançamentos de foguetes e equipamentos espaciais, o presidente LULA pediu que a Advocacia-Geral da UNIÃO faça um parecer técnico e jurídico consolidando a nova destinação das terras de região.

O presidente FERNANDO LUGO anunciou hoje na rádio NACIONAL (estatal) que em breve voltará ao governo do PARAGUAI. O presidente que está internado no Hospital SIRIO-LIBANÊS de SÃO PAULO desde sábado para se tratar de um câncer linfático, disse aos paraguaios que o tratamento está indo bem e deverá voltar o mais rápido possível. A declaração feita por telefone descarta a polêmica de uma possível sucessão presidencial no país.

O líder guerrilheiro conhecido como “SILVER” e outros quatro rebeldes foram mortos no domingo, dia 3 de outubro, durante um bombardeio aéreo da OPERAÇÃO DARIÉN, realizada numa zona de selva perto da fronteira da COLÔMBIA com o PANAMA. Segundo a polícia, SILVER comandava as finanças e a logística da 57ª frente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Essa é a segunda baixa do grupo em menos de duas semanas, já que o comandante JORGE BRICEÑO também foi morto.

Oito cidadãos alemães e três paquistaneses morreram hoje num ataque com aviões não tripulados (drones) na região paquistanesa do WAZIRISTÃO DO NORTE, na fronteira com o AFEGANISTÃO, de acordo com autoridades locais. Os estrangeiros são suspeitos de pertencer ao grupo radical JIHADAL-ISLAMI, que estaria envolvido no planejamento de ataques terroristas contra alvos europeus.  

Há 20 anos a ALEMANHA ORIENTAL unia-se à OCIDENTAL. Após 41 anos, elas passavam a ser novamente um único país. A declaração oficial da unificação foi feita pontualmente à meia-noite pelo então presidente da ALEMANHA, RECHARD VON WEIZSAECKER. “Chegou o dia em que a ALEMANHA encontra lugar permanente entre as democracias ocidentais”, disse, na primeira cerimônia oficial pós-unificação, na Filarmônica de BERLIM. O presidente observou que, pela primeira vez, os alemães não foram foco de briga na EUROPA.

O homem que revolucionou a medicina ao criar a técnica da fertilização in vitro receberá o Prêmio NOBEL DE MEDICINA de 2010. O anúncio do nome do médico e cientista britânico ROBERT G. EDWARDS, de 85 anos, como o vencedor foi feito hoje pelo comitê NOBEL do Instituto KAROLINSKA, em ESTOCOLMO, na SUÉCIA. Os estudos de EDWARDS datam dos anos 1950 e resultaram em uma terapia batizada de fertilização in vitro (FIV). Em comunicado, a academia sueca disse que os esforços do britânico “foram finalmente coroados pelo sucesso em 25 de julho de 1978, quando o primeiro bebê de proveta do mundo nasceu”. “Durante os anos que se seguiram, EDWARDS e seus colegas refinaram a tecnologia FIV e a partilharam com todo o mundo.” Desde a gestação e o nascimento de LOUISE JOY BROWN, hoje com 32 anos, lembra o júri do prêmio, cerca de um milhão de indivíduos nasceram a partir da técnica. “Um novo campo da medicina emergiu, com ROBERT EDWARDS liderando o processo em todo o caminho, desde as descobertas fundamentais até a atual e bem-sucedida terapia FIV. Suas contribuições representam um marco no desenvolvimento da medicina moderna.”

2 011       :    -       TERÇA-FEIRA
4 DE OUTUBRO2011 – SOLENIDADE NA LAPA
ENTREGA DA MEDALHA “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”.
Doutora ANNA CLAUDIA DE SALLES
Ten Cel PM ARMANDO REIS FILHO
ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS – ACM LAPA
Sr. CARLOS EDUARDO BATISTA FERNANDES
Sra. CLEIDE COUTINHO DO NASCIMENTO
Professor EDUARDO DE OLIVEIRA
Sr. JOÃO MANTOVANI FILHO
Ten Cel Int. JOSÉ MAURICIO SÁ FERNANDES
Ten Cel Engenharia LENILSON PFEIFER MACEDO
Sr. LEONILDO MAXIMO SIRAGNA
Sra. LUCIANE ZÍNGARO DUARTE
Subtenente de Infantaria  LUIZ CARLOS WERNECK DE JESUS
Dra. MARIA LUMENA BALABEN SAMPAIO
1º Sgt PM OSWALDO LUIS DE SOUZA E SILVA
Cabo Aux. de Suprimento ROBSON JESUS DOS SANTOS
Dr. ROGÉRIO LOPES
Dr. RUBENS EDUARDO BARAZAL TEIXEIRA
Major PM SILVIO ANTÃO FERNANDES
Dra. THEODOSINA ROSÁRIO RIBEIRO
Professor WALDECIR NAVARRETE PELISSONI
Cel Inf MARCUS CAMARGO COSTA.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde chego cedo para ir à LAPA, aguardo um carro que o Professor JOSÉ CARLOS mandou me buscar. Isso acontece um pouco antes das 9 horas. Esse deslocamento é realizado de maneira muito agradável, face as qualidades do motorista do veículo do Colégio Santo Ivo. Assim é que na Praça JOHN LENNON vou encontrando, além do Professor JOSÉ CARLOS, como os oficiais do 4º BPMM. O MAJOR PM KENJI, orientado pelo professor, corrige falhas existentes no roteiro do cerimonial. Os amigos que fizemos na LAPA estão presentes nesse evento, com especial menção ao Professor HERNÂNI DONATO e ao PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, nosso conselheiro.
O CORONEL MARCUS CAMARGO COSTA, do Comando Sudeste, vai presidir a solenidade. É uma apresentação primorosa. A tropa está impecável. Centenas de crianças assistem com muito interesse o desenrolar da festa. A entrega da Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” é realizada com a ajuda do Professor JOSÉ CARLOS e do atual comandante do CPA/M-5, CORONEL PM WELLINGTON LUIZ DORIAN VENEZIAN.
Vamos depois para as dependências do Museu “MARIA SOLDADO” e do Museu do Núcleo LAPA. Ali constatamos, mais uma vez, o zelo que o Professor JOSÉ CARLOS e a MARGARIDA ROSA, Diretora do Acervo Histórico da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, mantém pelas peças, objetos, livros, revistas e jornais alusivos ao Movimento Constitucionalista de 1932.
Com PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, MALCOLM FOREST, Professor JOSÉ CARLOS, professores da ACM presentes, MARGARIDA ROSA, conversamos sobre os 80 anos do Movimento Constitucionalista de 1932. Gentilmente MALCOLM FOREST cede uma “carona” até a estação SANTANA do Metrô. Ele está idealizando a entrega do prêmio DONOVAN KIGAN para 8 de dezembro e possivelmente façamos uma parceria para a Abertura Solene do Jubileu de Carvalho da Revolução de 32 nessa oportunidade.
Sinto-me cansado nesta tarde, quando chego à Sociedade, já passando das 15 horas. MARINEI mostra-me um e-mail do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES que fico de estudar quando tiver um tempo mais tranqüilo. Ainda fico no MMDC até mais do normal. Termina hoje o ciclo de três eventos importantíssimos que aconteceram na seqüência de 2 (IBIRAPUERA); 3 (ITAPETININGA) e 4 (LAPA).    

Estimado CEL VENTURA
saudações! é BIAJONE, como está o senhor? gostaria de agradecê-lo de coração por aqui ter estado conosco nas celebrações e levar ao vosso conhecimento que seguiu por correio hoje os diplomas do CEL PAES DE LIRA e de RICARDO DELLA ROSA. Gostaria de solicitar ao senhor a possível gentileza de convidar o amigo RICARDO (portal TUDO POR SP) para vir à reunião do COFAM e lá, conjuntamente com os cadetes e o Cap PRADO, receberem seus diplomas.
Aproveito a ocasião para levar ao vosso conhecimento que dia 19 estarei em Campinas com duas missões: pesquisar os boletins regimentais do glorioso 8BPM/I e também participar da celebração da abertura do Núcleo de lá.
No mais em frente e no contato
BIAJONE
outubro 4, 2011

Responder |Mario Ventura para prof

CARÍSSIMO BIAJONE

O coração do "velho" precisa ser muito forte para suportar as emoções e as manifestações de carinho nessas cerimônias que têm um significado tão intenso: o civismo em seu mais alto grau e a dignificação reconhecida dos nossos queridos heróis de 32.
Assim foi no 2 de outubro, no IBIRAPUERA; no dia 3, nessa encantadora ITAPETININGA, que imortalizou num monumento todo o espírito do que foi o Movimento Constitucionalista; e hoje, na LAPA, onde centenas de crianças estiveram presentes na PRAÇA JOHN LENNON, ao lado de HERNÂNI DONATO, Prof JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, do CORONEL PM THESEO
TOLEDO, do CORONEL PM WELLINGTON, do TENENTE-CORONEL PM TELHADA e de outros oficiais superiores do Exército e da nossa querida Polícia Militar.
Agora, dia 15, uma simples solenidade, ou melhor um encontro de amigos e de amigas, um congraçamento, está se avolumando para algo grandioso.
Claro que convidarei o CORONEL PM PAES DE LIRA e o RICARDO DELLA ROSA para se irmanarem conosco, mas gostaria, sobretudo que você, o AFRÂNIO e outros nossos amigos de ITAPETININGA também viessem abrilhantar o encontro. 

CARÍSSIMO CORONEL PM PAES DE LIRA
O Presidente do Núcleo de Correspondência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC criou o DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO CAPITÃO FRANCISCO FABIANO ALVES.
V.S. foi indicado para receber essa distinção. No dia 3 sentimos a sua falta no evento de ITAPETININGA. Convido-o a participar do nosso encontro de sábado, dia 15 (terceiro sábado do mês, quando reunimos a COFAM e os ANIVERSARIANTES DO MÊS), a fim de lhe ser entregue a Honraria. Estaremos irmanados a partir das 15 horas dessa data ..

ESTIMADA CAMILA
Para conhecimento das palavras tão carinhosas do BIAJONE.
Você também não pôde receber o Diploma de Honra ao Mérito CAPITÃO FRANCISCO FABIANO ALVES. Está convidada (acredito que a MARINEI já lhe comunicou) para receber essa honraria do dia 15.
Solicito que você faça chegar ao conhecimento do RICARDO DELLA ROSA que ele também deverá receber essa Distinção nesse sábado, dia 15, uma data histórica que marcará uma nova etapa para a Sociedade Veteranos de
32-MMDC. É a solidificação da Comissão dos Familiares dos Heróis de 32, o futuro nosso. 

CARISSIMO CEL VENTURA
Com todo o respeito ao senhor, mas o coração desse "velho" precisa continuar FORTE pois vossa liderança nos é imprescindível para o tanto que ainda precisamos e podemos fazer pelos nossos veteranos.
Tentarei coronel ir ao sábado, mas é pelo motivo de meu trabalho que tenho dificuldade em deslocar me justamente neste dia. Mas faremos o possível. FATO é que em CAMPINAS lá estarei chova canivete, chova o que chover pois lá morei quatro anos, servi o Exército lá e tenho um carinho todo especial por aquela cidade e ajudarei o nascente núcleo lá no que possível for, como se meu núcleo fosse. Por isso conte comigo lá também.
Enorme abraço e no contato
BIAJONE


SÃO FRANCISCO
     (04/10/2011)

Nesta manhã radiosa
A floresta está em festa
E o amor pleno manifesta
Lá na praça gloriosa!

A notícia se propaga
A praça se enche de graça
Com animal que esvoaça
E ao pé do santo sufraga!

O canto da natureza
Vai aos poucos ecoando
E a orquestra se formando
Para o ato de tal grandeza!

O Senhor ouve tal prece
Onde paira alegria
Luz, fé e também magia
Que a São Francisco enternece!

Frances de Azevedo
Cadeira 8 da ACL

RUBENS LAZZARINI se formou em Direito pela Universidade do Largo de São Francisco na turma de 1964. Além de advogado militante, RUBENS foi procurador do Estado de São Paulo, procurador da Fazenda Nacional, professor da PUC, organizou e foi o primeiro chefe da AGU (Advocacia Geral da União) em SÃO PAULO. Era irmão de SÉRGIO LAZZARINI, também advogado, professor de Direito e juiz aposentado. RUBENS faleceu nesta terça-feira em decorrência de complicações de uma cirurgia cardíaca. O corpo será cremado no cemitério HORTO DA PAZ, em ITAPECERICA DA SERRA. RUBENS LAZZARINI nasceu em setembro de 1941.

O polêmico empresário OSCAR MARONI FILHO, dono da boate BAHAMAS, se diz “revoltadíssimo” e “magoado” com a sua condenação, a 11 anos e 8 meses de prisão, por favorecimento à prostituição e manutenção de local destinado a encontros libidinosos. Ele afirma que vai recorrer da decisão da juíza CRISTINA RIBEIRO LEITE, da 5ª Vara Criminal de São Paulo. “Respeito a decisão da juíza, mas não concordo. Acho que ela foi muito mal informada a meu respeito pelo Ministério Público”, afirma o empresário, que se diz vítima de perseguição. “A questão agora é moral, não legal. Há pelo menos 20 casas semelhantes ao BAHAMAS funcionando em SÃO PAULO, mas é só comigo, por que?” MARONI afirma que não questiona o direito de outras casas noturnas permaneceram abertas. Porém, só quer entender a razão de ter se tornado o alvo preferido da polícia e do Ministério Público. “Sei que não faço nada de errado. O BAHAMAS existe há 18 anos e, nesse período, já respondi a seis processos, acusado de manter casa de prostituição. Fui absolvido em quatro e, em outros dois, a condenação foi derrubada em BRASÍLIA”, diz. O empresário compara sua trajetória de vida ao filme “O POVO CONTRA LARRY FLINT”, do diretor MILOS FORMAN, que conta a história do dono de uma boate de striptease, criador da “HUSTLER”, uma revista norte-americana com imagens provocantes de mulheres nuas. FLINT enfrentou a sociedade moralista eu tentava impedir seu sucesso. O filme, produzido nos ESTADOS UNIDOS e CANADÁ, recebeu indicação ao OSCAR. MARONI representa a revista no BRASIL e fala do caso em seu blog.

Ao retornar pela primeira vez à Assembléia após estourar o escândalo de um suposto esquema de venda de emendas parlamentares na Casa, o deputado ROQUE BARBIERE comparou à atividade dos parlamentares a de um camelô. Questionado sobre como funcionaria a prática, respondeu: “Isso é igual a camelô. Cada um vende de um jeito”. “Cada um tem uma maneira, cada um tem um preço”,afirmou. BARBIERE sustentou que, em duas audiências separadas, “há coisa de quatro meses”, alertou o secretário de Planejamento, EMANUEL FERNANDES, e a subsecretária de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, Delegada ROSE, sobre possíveis irregularidades na destinação de emendas.

A presidente DILMA ROUSSEFF desembarcou hoje na BULGÁRIA com status de líder de superpotência, com direito a um batalhão de mais de 150 jornalistas credenciados para sua visita e até com o poder de suspender a campanha eleitoral no país. Mas, se o discurso é de promessas de aproximação com a terra de seu pai, a delegação brasileira admite nos bastidores que a corrupção na BULGÁRIA é um obstáculo para a cooperação e uma saia-justa para a presidente. O Partido Socialista búlgaro foi acusado de usar recursos da UNIÃO EUROPÉIA para financiar sua campanha eleitoral há alguns anos.       

2 012     :       -     QUINTA-FEIRA
Começa o calor. E ele vem quente, com 30 graus já pela manhã. As comemorações de 1º a 3 de outubro trouxeram um acúmulo de informações para serem colocados em minhas memórias. Uma enxurrada de imagens também inundaram o FACEBOOK. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC atravessa uma fase muito boa.
Nesta tarde, no MMDC, apenas temos de adiar a entrega do COLAR DA VITÓRIA para o Conselho da honraria porque o SARGENTO GEORGE telefona e informa que ainda não chegaram as fitas para a confecção do colar. Somos obrigados a avisar os membros do Conselho. O CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS que é o Secretário do Colar da Vitória está conosco na Sociedade. A doutora MARIA LÚCIA e o Professor JOSÉ CARLOS tomam conhecimento desse contratempo. A próxima data marcada é 11 de outubro.
Por volta das 15 horas chegam ERICK DEWALD DA LUZ e ROGÉRIO SOARES DA SILVA, alunos da FMU. Vêm me entrevistar para um trabalho acadêmico sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Já passam das 16 horas quando chega o AMADO RÚBIO. Mas já não há tempo para mais nada. Deixo o MMDC junto com o AMADO RÚBIO. Um trânsito muito difícil na MARGINAL TIETÊ e na própria cidade de GUARULHOS complica a volta para casa. Como as eleições estão às portas (serão no próximo domingo), a propaganda nas ruas atinge um ponto principal para os candidatos. Em GUARULHOS concorrem sete nomes para a prefeitura: ALAN NETO, ALMEIDA, CARLOS ROBERTO, EDERALDO BATISTA, JOEL PARADELLA, JOVINO CÂNDIDO e WÁGNER BREITAS.
Com mais de 140 milhões de eleitores (cerca de 70% da população) aptos a votar nessas eleições, os brasileiros deverão escolher entre cerca de 15 mil candidatos ao cargo executivo e quase 470 mil postulantes ao legislativo municipal, o que coloca o BRASIL entre as maiores democracias do mundo em termos eleitorais. As eleições representam um dos aspectos mais relevantes do regime democrático, mas, mesmo sendo condição necessária, esta não é suficiente para caracterizar uma democracia, pois é preciso atender a determinados pressupostos para que isso ocorra. A rotatividade do poder, a pluralidade dos concorrentes e a plena liberdade de escolha do eleitor somente acontecem nas verdadeiras democracias. O BRASIL, em que pesem possíveis distorções, oferece à sua população a oportunidade de escolher com liberdade aqueles que, segundo seu desejo, devem comandar, no executivo ou no legislativo, os municípios, os estados e o País.

Com três gols de BRUNO MINEIRO, que se isolou na artilharia do Campeonato Brasileiro com 14, a PORTUGUESA goleou o SPORT por 5 a 1 e começa a pensar seriamente em uma vaga na Sul-Americana. Outros resultados: FLAMENGO 0 x BAHIA 0; CORITIBA 1 x PONTE PRETA 0.

ROGER FEDERER chegou hoje a XANGAI para disputar o MASTERS 1000 da cidade com segurança reforçada. O tenista foi ameaçado de morte em fóruns virtuais na CHINA. “Saibam que eu quero matar ROGER FEDERER”, escreveu um usuário identificado como GATO AZUL, que também fez uma montagem do tenista com a cabeça cortada. A organização do torneio já recomendou que FEDERER fique menos tempo em quadra ao final das partidas distribuindo autógrafos.     

ALEXANDRO DE SOUZA SILVA, 15 anos, aluno da 8ª série da Escola Estadual DONA BRASÍLIA CASTANHO DE OLIVEIRA, no JARDIM SANTA MENA, em GUARULHOS, morreu após sentir fortes dores no peito durante aula de educação física, na manhã de ontem, quarta-feira, dia 3. Segundo o comunicado da escola, o estudante sentiu-se mal durante as atividades de educação física e foi atendido pelo docente. A diretoria foi quem ligou para o SAMU e avisou a família. “Os colegas de sala contam que ele já entrou na aula se sentindo mal e sem conseguir respirar. Como o professor permitiu que ele praticasse atividade física?, comentou DAIANE DOS SANTOS SILVA, de 20 anos, tia de ALEXANDRO. O garoto foi encaminhado ao Hospital PADRE BENTO, também em GUARULHOS, onde morreu. ALEXANDRO foi hoje enterrado no cemitério VILA RIO com a bandeira do PALMEIRAS.

O ministro revisor do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, absolveu o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu do crime de corrupção ativa ao concluir o seu voto na sessão da tarde desta quinta no tribunal. O ministro afirmou que o Ministério Público não provou que ação específica o réu teria praticado e seguiu no sentido inverso ao ministro relator, Joaquim Barbosa, que condenou Dirceu pelo crime na sessão de quarta do Supremo. Lewandowski citou depoimentos de testemunhas, incluindo deputados, senadores e ministros aliados do governo para negar que houve compra de votos a favor de projetos de interesse do Palácio do Planalto. "Todos negaram diante do juiz essa compra de votos", disse o ministro revisor. Durante a leitura do voto, Lewandowski foi interrompido algumas vezes por outros ministros, incluindo o presidente do Supremo, Ayres Britto, que contestavam suas afirmações. O ministro Gilmar Mendes questionou Lewandowski pelo fato de o ministro revisor ter condenado deputados por corrupção passiva, mas afirmar, agora, que não houve compra de votos. Ayres Britto corrigiu o revisor quando ele fazia uma sustentação de defesa de Dirceu, considerando que o delator do esquema, Roberto Jefferson, não havia confirmado a denúncia sobre interesses do ex-ministro com empresários portugueses. "Estou comprovando palavra de réu condenado que desmentiu depoimento em juízo", disse Lewandowski. "Ele não desmentiu, ele confirmou", corrigiu Britto. "Preocupado em examinar todas as facetas, peço desculpa, se não ouvi a ponderação", reconheceu, ao final, Lewandowski. Contrariando o Ministério Público e o relator, que apontaram o ex-ministro como chefe do esquema, Lewandowski disse que o réu "abandonou as lides partidárias ao assumir a Casa Civil". Segundo ele, os assuntos financeiros do PT eram tratados pelo tesoureiro do partido Delúbio Soares. Para enfatizar que Delúbio tinha autonomia para tratar das finanças do PT e para negar que Dirceu tenha comprado apoio político ao governo, Lewandowski citou vários depoimentos de testemunhas petistas incluídos no processo, nos quais dirigentes regionais do PT afirmaram que tratavam de finanças com Delúbio e não com o ex-ministro. O ministro revisor fez a defesa de Dirceu na acusação de que a distribuição de cargos no governo federal entre os aliados foi uma forma de troca de apoio ao Palácio do Planalto. Lewandowski afirmou que as indicações passavam pela Casa Civil, porque cabia ao órgão verificar se havia algum impedimento legal para a nomeação do indicado. "Não há ilicitude nisso. Se essas nomeações teriam sido traduzidas em alguma vantagem ilícita o Ministério Público não provou", disse o revisor. Para contestar a acusação de que Marcos Valério e Dirceu tinham vínculos e que estavam ligados ao esquema de corrupção, o ministro usou depoimento do próprio Valério que negou ter tratado de assuntos financeiros com o ex-ministro. "O que se vê é que Marcos Valério é um aventureiro. Um homem que buscava negócios vultosos, alardeava perante terceiros que tinha influência, talvez tivesse alguma, perante o governo, mas não encontra ressonância concreta nos autos", afirmou. O ministro revisor afirmou que a viagem a Lisboa de Marcos Valério para, de acordo com a denúncia, tratar de interesses de Dirceu com a Portugal Telecom tinha outro objetivo. Segundo ele, a viagem se tratava de interesses envolvendo Marcos Valério e o grupo Opportunity, do empresário Daniel Dantas, em torno do controle de empresas de telefonia no Brasil.
quinta-feira, outubro 04, 2012
Jornalista Lustosa da Costa morre em Brasília - A admiração por Sobral marcou o trabalho do homem que se destacou na política, na literatura e no jornalismo.
Brasília Jornalista, escritor, poeta e, acima de tudo, sobralense. Era assim que Francisco José Lustosa da Costa se definia. Colunista do Diário do Nordeste, ele faleceu ontem em Brasília, vítima de um câncer de pulmão. A doença não impediu seu ímpeto produtivo, que fez com que publicasse até o seu último dia de lucidez sua colaboração neste jornal. O corpo de Lustosa da Costa será cremado em Brasília e as cinzas serão trazidas para Sobral. O velório será na Casa do Ceará, hoje pela manhã. FOTO: NATÉRCIA ROCHA
Ele será velado na Casa do Ceará e cremado, em Brasília. As cinzas serão trazidas para Sobral (CE). Único dos 11 irmãos a não nascer na cidade cearense - ele era natural de Cajazeiras (PB) -, Lustosa da Costa tinha grande admiração por Sobral, que inspirou várias textos e poemas. Dos 28 livros publicados pelo autor, sete deles têm o município da zona Norte como tema. Trajetória: Lustosa da Costa foi colunista do Diário do Nordeste desde a inauguração da Sucursal em Brasília, em 1985. Leitor compulsivo, ele deu início aos seus estudos no Ginásio Sobralense. Mais tarde cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Jornalista profissional, foi editor - chefe do "Unitário" e do "Correio do Ceará", em Fortaleza, e repórter político da sucursal de "O Estado de S.Paulo" e do "Jornal da Tarde", em Brasília, durante 14 anos. No magistério, mais uma de suas paixões, Lustosa da Costa destacou-se como professor de Sociologia do Centro Educacional do Ceará, hoje Instituto de Educação do Ceará, entre 1964 e 1966. Também foi professor de Sociologia do II Curso Livre de Jornalismo, realizado pela Universidade Federal do Ceará, pela Associação Cearense de Imprensa e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, em maio de 1965.
Política: Na vida pública, foi o candidato a deputado federal pelo MDB do Ceará mais votado em Fortaleza em 1966. Em 1978, candidatou-se a suplente de senador pelo MDB do Ceará. Na abertura de sua última coluna publicada no Diário do Nordeste, Lustosa afirmou mais uma vez sua paixão por Sobral. O deputado federal Mauro Benevides (PMDB) disse que Lustosa da Costa foi um dos mais brilhantes intelectuais de sua geração, deixando patenteado, em sua coluna no Diário do Nordeste e em numerosas obras que publicou, principalmente o que dizia respeito à historiografia sobralense. "Perdeu o Ceará um homem de pena cintilante que honrou as nossas mais caras tradições culturais", disse. O advogado e escritor Edmo Linhares afirmou que perdeu um grande amigo. "Era um intelectual e, sobretudo, um amigo sincero, leal e fraterno. Como sobralense, me sinto feliz em ter sido seu conterrâneo, apesar de ele ter nascido em Cajazeiras, mas adotou Sobral como sua terra natal. Ele era um grande divulgador da cidade e como contador de causos, sua obra ficará na memória de todos os cearenses", declarou Linhares. Fonte: Diário do Nordeste; Postado por Vicente Freitas às 18:49:00
O parlamento da TURQUIA aprovou hoje uma lei que autoriza o Exército a realizar operações na SÍRIA, um dia depois de um bombardeio originado no país vizinho ter matado cinco pessoas em uma cidade turca na fronteira. O Exército turco lançou hoje novos ataques com peças de artilharia como retaliação. Horas após a decisão, o premiê RECEP TAYYIP ERDOGAN disse que não pretende começar uma guerra na região. A SÍRIA admitiu sua responsabilidade pelas mortes e pediu desculpas a ANCARA. Nas NAÇÕES UNIDAS, a RÚSSIA bloqueou uma declaração que condena o ataque sírio contra a TURQUIA e propôs uma moção menos dura, que pede comedimento às duas partes. Os ESTADOS UNIDOS consideraram apropriada a resposta turca à agressão siria. De acordo com a porta-voz do Departamento de Estado, VICTORIA NULAND, a reação de ANCARA foi proporcional e prevenirá futuras violações de soberania. A CHINA pediu calma a ambas as partes envolvidas na crise. 

2 013    :      -    SEXTA-FEIRA
Vamos hoje cedo para a ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, novamente. Hoje, a partir das 10 horas, acontecerá a solenidade de entrega da MEDALHA BRIGADEIRO TOBIAS, a mais alta honraria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, justamente no dia do nascimento do fundador da corporação RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR, filho do TENENTE-CORONEL FRANCISCO ANTONIO DE AGUIAR e de dona GERTRUDES EUFROSINA AIRES DE AGUIRRE. Nasceu ele na casa de esquina da Rua XV DOE NOVEMBRO com a Praça FAJARDO, em SOROCABA. Aos 26 anos, TOBIAS armou e equipou à sua custa, mais de cem homens, que marcharam para o RIO DE JANEIRO para combater as tropas portuguesas que pretenderam interromper o processo da independência. Para essa idéia, prestou mais do que serviços pessoais, tendo fornecido doze contos de reis para auxiliar as despesas do movimento separatista. Mais de uma vez sempre se abriu a sua bolsa para a causa pública. Com tantos créditos patrióticos, não tardou a sua entrada para a política, onde grangeou triunfos. A sua carreira teve a liderança dos ANDRADAS, e depois, a chefia do PADRE DIOGO FEIJÓ. Após a total separação do BRASIL do velho PORTUGAL, para a qual contribuiu muitíssimo, ascendeu TOBIAS, de degrau a degrau, os postos da Administração Pública.
Sou um dos primeiros a chegar à APMBB. Posso cumprimentar muitos dos convidados, que hoje são muitos, desde os novos tenentes até os coronéis já reformados, entre eles o IAROSLAV ARADZENKA, que vem prestigiar o seu filho, CORONEL PM IEROS ARADZENKA, que consta da relação dos Outorgados com a Medalha Brigadeiro Tobias – 2013, juntamente com as seguintes personalidades:
Vice-Almirante Liseo Zampronio Cmt do 8º Distrito Naval
General-de-Brigada William Georges Felipe Abrahão Cmt da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel
Bruno Covas Lopes Secretário Estadual do Meio Ambiente
Antonio Carlos da Ponte Secretário Adjunto da Segurança Pública
Luiz Maurício Souza Blazeck Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo
Norma Sueli Bonaccorso Superintendente da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo
Cel Intendência Geraldo Testi Júnior Prefeito de Aeronáutica de São Paulo
Dilador Borges Damasceno Deputado Estadual
José Aldo Demarchi Deputado Estadual
Orlando José Bolçone Deputado Estadual
Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Cel PM Ieros Aradzenka Cmt do CPA/M-5
Cel PM Gilberto Tardochi da Silva Cmt do CPA/M-4
Cel PM Reynaldo Simões Rossi Cmt do CPA/M-1
Kleber Antônio Torquato Altale Delegado de Polícia Titular da 1ª Delegacia Seccional
Valdomiro Lopes da Silva júnior Prefeito de São José do Rio Preto
Cel PM Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli Cmt do CPA/M-6
Cel PM Francisco Batista Leopoldo Júnior Cmt do CPI-8
Lauro Michels Sobrinho Prefeito do Município de Diadema
Cel PM Edvaldo Sertório do Amaral Cmt do CPA/M-2
Cel PM Nivaldo César Restivo Cmt do CPA/M-10
Antonio Luiz Carvalho Gomes Prefeito de Itu
Cel PM Cássio Roberto Armani Cmt do CPI-1
Cel PM César Branco de Araújo Cmt do CPI-9
Cel PM Dimítrios Fyskatoris Cmt do CPA/M-8
Ricardo Pinheiro Santana Prefeito Municipal de Assis
Ten Cel José Guerxis de Aguiar CCB
Rodrigo Capez Juiz Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Ten Cel PM Luis Marcos Theodoro de Souza Cmt do 8º BPM/I
Fabio Ramazzini Bechara Promotor de Justiça do Estado de São Paulo
Ten Cel PM Paulo Sérgio dos Santos Chefe da PM-6
Rosane Ghedin Diretora Presidente do Hospital Santa Marcelina
Ten Cel PM José Balestiero Filho Cmt do 2º BPChq
Gilda Fleury Meirelles Professora e Diretora do IBRADEP
Ten Cel PM Edson Teixeira da Costa Chefe Interino da APMPMSP
Renato Delicato Zaiden Diretor de Marketing do Jornal da Cidade
Ten Cel PM Marcelo da Silva Pignatari Cmt do 11º BPM/M
Marco Antonio Rossi Sócio Diretor da Mega Brasil Comunicação
Ten Cel PM Walter Fernandes de Oliveira Júnior Adjunto Operacional da Polícia Militar
Mitiru Nagao Produtor Rural
Maj Mus PM Renato Maximiano da Silva Cmt do C Mus
Cap PM Luiz Antonio dos Santos Ch da Seção de Eventos e/Cerimonial do CComSoc
Cap PM Aparecido Chagas do Nascimento Reserva
Cap PM Nely Gomes de Oliveira Reserva
Humberto Herbst Assistente Técnico da Fazenda Estadual
2º Ten PM Jardelina Aparecida Marcondes Giusti Reserva
Subten PM Lamir Ribeiro 2º BPAmb
Subten PM Valter de Messias Reformado
2º Sgt PM Claudinei dos Santos 7º BPM/I
2º Sgt PM Luiz Otávio Soares Correg PM
3º Sgt PM Wagner da Silva 15º BPM/M
Cb PM Douglas Roberto da Silva Pinto 49º BPM/M
Permaneço durante um bom tempo na APMBB, após o encerramento da solenidade. O CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO fala da operação do joelho que deverá sofrer ainda neste mês de outubro.
A aluna oficial MANOELA, que desde ontem é a presidente do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, fala de seus projetos para a sua gestão. Um deles é o ciclo de palestras sobre o Movimento Constitucionalista.
O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES está contente com a alta que o nosso companheiro CORONEL PM ALBINO CARLOS PAZELLI deverá ter ainda hoje, sendo removido para sua residência. Seu estado de saúde vai exigir cuidados especiais dos familiares, agora já na recuperação dos movimentos e da fala. Internado no dia 16 de julho, tendo passado muitos dias na UTI do Centro Médico da PMESP, somente veio a sofrer melhoras após a traqueostomia a que foi submetido.
Juntamente com o WILLIAM MASCARENHAS vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, quando já passa do meio-dia. Ainda hoje teremos uma solenidade na Câmara Municipal, proposta pelo vereador TONINHO PAIVA, a fim de prestar homenagens a veteranos já falecidos e a doze associados escolhidos por nós. MARINEI já tratou de todos os detalhes junto à NORMA, do cerimonial do vereador TONINHO PAIVA.
Recebemos um telefonema do gabinete do Secretário da Segurança Pública para marcar a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO no dia 8 de outubro, às 10:30 horas em cerimônia íntima. Nessa data, às 15 horas, iremos também à sede da União Brasileira dos Escoteiros, seção de São Paulo. Quem tratou dessa visita foi o WILLIAM MASCARENHAS.   
SARGENTO TARCÍSIO, do Exército Brasileiro, a mando do CAPITÃO COSTA E SILVA, chefe da Base Administrativa do Comando SUDESTE, vem propor a criação de um núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC nessa Base, com o nome de NÚCLEO MMDC – HERÓIS DE 32. Inicialmente ele traz a sugestão de HERÓIS DE SÃO PAULO. Acontece que o Movimento Constitucionalista é de cunho nacional e esse título dá idéia de regionalismo, podendo reafirmar uma mentira proposta pelo governo provisório de VARGAS, quanto à tentativa de separação de SÃO PAULO do resto do país. Marca-se a data de 9 de outubro para acertos de detalhes quanto à criação desse núcleo.
Também se acerta nesta tarde uma visita ao COLEGIO MILITAR – Unidade Centro, no dia 19 de outubro.

Por volta das 18:30 horas chega o WILLIAM MASCARENHAS, fardado de voluntário de 1932. Vamos para a CÂMARA MUNICIPAL. Ali, no auditório 1º de maio, encontramos o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, vice-presidente da Diretoria Executiva do MMDC, AMADO RUBIO acompanhado de sua filha LÍGIA; ALFREDO PIRES com sua esposa dona NAIR; CAMILA GIUDICE, GEORGE TRAJANO, MARIA LÚCIA CAMARGO, Professora MARIA ODETTE, MARIA CECÍLIA MUSUMECI, CAMILA GIUDICE e outras pessoas que foram convidadas.
O cerimonial do vereador TONINHO PAIVA acerta os detalhes sobre a sessão solene que comemora o 81º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Juntamente com o vereador, vamos participar da Mesa diretora dos trabalhos desta noite.
Várias autoridades fazem uso da palavra, todas enaltecendo o movimento constitucionalista de 32. TONINHO PAIVA é condecorado com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, bem como dois proponentes indicados por ele. Três heróis de 32: GUMERCINDO DE GODOY CAMARGO, 1º TENENTE VICENTE MUSUMECI e JOSÉ ROMÃO CRUZ, pais de MARIA LÚCIA CAMARGO, MARIA CECÍLIA MUSUMECI e PROFESSORA MARIA ODETTE, respectivamente, recebem a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO “POST MORTEM” nas pessoas de suas filhas. São homenageados nossos associados: CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, ALFREDO PIRES FILHO, MARIA ODETTE CRUZ PINTO, MARIA CECÍLIA MUSUMECI BORGES, CAMILO LOURENÇO GIUDICE, WILLIAM SACCO MASCARENHAS WORTH e AMADO RÚBIO com o DIPLOMA DE GRATIDÃO. Também deveriam receber essa homenagem: Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, CAPITÃO PM ANÍSIO ARAÚJO DOS SANTOS, SARGENTO FRANCISCO GEORGE TRAJANO, MARGARIDA ROSA DE LIMA, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, mas essas pessoas faltaram ao evento. Recebo uma dessas placas que representa o sentimento da Câmara Municipal, na pessoa do vereador TONINHO PAIVA, quanto ao que muitos fizeram em 1932. (falta colocar os nomes dos dois indicados pelo TONINHO PAIVA para receberem a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
Um ambiente de franca confraternização vai permitir trocas de idéias entre os presentes. Isso vai até quase às 22 horas. Acompanho o CORONEL PM MENDES após tudo terminado. Passamos pela Sociedade e ele me deixa na ARMÊNIA. Regresso para GUARULHOS.

No dia de SÃO FRANCISCO, padroeiro dos animais, uma manifestação interditou a AVENIDA PAULISTA, por volta das 19 horas. Cerca de 200 pessoas saíram em defesa dos bichos. Na VILA CLEMENTINO, na zona sul, a paróquia dedicada ao santo recebeu dezenas de fiéis que levaram seus animais de estimação para a tradicional bênção.

O paulistano LUIZ HENRIQUE CAMARGO PASCHOAL tinha graduação e doutorado em medicina pela USP. Foi fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, professor de dermatologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e diretor-geral da escola por dois mandatos seguidos. Em 2006, recebeu da Câmara Municipal o título de CIDADÃO HONRÁRIO DE SANTO ANDRÉ. No ano seguinte, foi homenageado com os títulos de Cidadão São-Bernardense e de Cidadão São-Caetanense, concedidos em reconhecimento aos mais de 30 anos dedicados à faculdade de medicina e à região do ABC. LUIZ HENRIQUE morreu nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, aos 79 anos (nasceu em setembro de 1934). “São raras as pessoas que têm o dom de edificar, construir e principalmente deixar sua marca como o fez nosso querido mestre. Nosso professor só deixou exemplos de dignidade, espírito coletivo, altivez de caráter e alma agregadora, que em torno de si construiu não só uma história de sucesso, mas construiu pessoas para o sucesso”, escreveu em nota de pesar PAULO RICARDO CRIADO, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia 0 regional SÃO PAULO.

Os bancários rejeitaram, hoje, nova proposta da FENABAN de reajuste de 7,1% e seguem em greve. A paralisação completou 16 dias. O Sindicato dos Bancários de SÃO PAULO. OSASCO e Região informou que hoje houve a paralisação de 706 locais de trabalho (sendo 693 agências).

Três tripulantes que estavam em um helicóptero e uma pedestre ficaram feridos, hoje, na queda do aparelho, em SÃO CAETANO DO SUL, no ABC. O acidente ocorreu na PRAÇA DA BÍBLIA, localizada no centro da cidade, por volta das 12:30 horas. O helicóptero, modelo 206 B da fabricante BELL, estava em situação irregular.

Um policial militar baleou dois suspeitos ao reagir na noite de ontem na zona sul de SÃO PAULO. Um deles morreu após ser socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro Regional Sul. O outro seguia internado no mesmo hospital, sob escolta. A tentativa de roubo ocorreu na altura do número 199 da Rua JAGUARIBARA, no JARDIM SÃO LUÍS.

Cinco homens torturaram a família de um major da reserva da Polícia Militar durante um assalto à sua residência. O crime aconteceu nesta madrugada, na zona leste. A quadrilha estava armada e invadiu o imóvel sem saber que a vítima era policial. Mas eles encontraram a farda do major e, a partir daí, passaram a agredir os familiares e o próprio oficial. Além do PM, estavam na casa a mulher dele e os dois filhos. Para obrigar o major a entregar uma suposta arma, os bandidos o agrediram por cerca de uma hora. A perna dele também foi queimada com spray de cabelo. Os cinco fugiram com os dois carros da família, levando objetos de valor. Ninguém foi preso.

O pedreiro BENEVALDO FRANCISCO DE SOUZA, de 39 anos, foi assassinado nesta manhã, na Rua JORGE TIBIRIÇÁ, na VILA MARIANA, zona sul de SÃO PAULO. Ele aguardava o ex-policial militar NILTON JOÃO CÂNDIDO, de 53 anos, para fazer um serviço na casa do cliente. Eram 7 horas quando o executor se aproximou a pé, pela calçada, usando moletom e capuz. Deu a volta no FORD FIESTA da vítima e a matou com cinco tiros. Análise de câmeras de segurança mostram o matador fugindo pela Rua DOUTOR ULISSES. BENEVALDO havia movido uma ação contra um mecânico, dono de uma S-10. Uma caminhonete S-10 e um TOYOTA ETIOS foram vistos no bairro.

O GENERAL VO NGUYEN GIAP, o estrategista das vitórias militares do VIETNÃ contra a FRANÇA e os ESTADOS UNIDOS, morreu hoje, aos 102 anos. Ele foi considerado o mentor da derrota histórica dos franceses, em 1954, em DIEN BIEN PHU,  e da vitória comunista contra o VIETNÃ DO SUL, apoiado pelos EUA, 21 anos depois. Críticos dizem que ele era impiedoso: aceitava ter grandes perdas entre suas tropas se isso garantisse a vitória.

Uma comissão do Senado italiano recomendou, hoje, a expulsão do ex-premiê SÍLVIO BERLUSCONI, numa medida que poderá levar à perda de imunidade parlamentar do CAVALIERE, condenado por fraude fiscal em agosto. A decisão deverá ser tomada pelo plenário em três semanas e poderá selar o fim político do homem que por duas décadas marcou a vida política italiana.

As autoridades estão destruindo ninhos das vespas gigantes que causaram a morte de 42 pessoas no noroeste da CHINA nos últimos meses. Placas de alerta estão sendo divulgadas. Moradores foram instruídos a usar mangas compridas quando saírem e não tentar afastar os enxames. O jornal “SHAANXI DAILY” informou que os ataques se concentraram nas cidades de ANKANG, HANZHONG e SHANGLUO.               

A mulher que foi morta em WASHINGTON na quinta-feira, dia 3 de outubro, após furar uma barreira de segurança na CASA BRANCA e tentar fugir da policia sofreu depressão pós-parto e não tinha histórico de violência, informou a mãe à ABC NEWS. MIRIAM CAREY, de 34 anos, sofria de doença mental. Remédios para esquizofrenia e outros distúrbios mentais foram encontrados em sua casa. Relatos apontam que pensava estar sendo perseguida pelo presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA.
MIRIAM, que trabalhava como assistente de dentista em STAMFORD, CONNECTICUT, tinha uma filha de um ano chamada ÉRICA. A policia confirmou que um bebê fora retirado do carro sem ferimentos.
O namorado da mulher contatou a polícia em dezembro do ano passado dizendo que temia pela segurança da filha, à época com quatro meses. O namorado disse que a mulher estava tendo delírios, imaginando que o presidente havia bloqueado STAMFORD e a sua casa estava sob vigilância eletrônica. MIRIAM deixou uma carta endereçada ao namorado em seu apartamento e parecia conter um pó branco. Seu médico, STEVEN OKEN, descreveu MIRIAM como uma pessoa “não política”, que estava sempre feliz. O motivo do incidente ainda é desconhecido, mas a polícia adiantou que não há evidências de ligação com terrorismo.

A polícia britânica disse hoje estar analisando novos dados de celulares para avançar na investigação do desaparecimento de MADELEINE McCANN, que sumiu de um resort em PORTUGAL seis anos atrás, quando tinha três anos, enquanto seus pais jantavam com amigos em um restaurante próximo. Um novo inquérito na GRÃ-BRETANHA iniciado há dois meses se concentra em milhares de gravações do resort na época.

As buscas de corpos entre os destroços do barco naufragado perto da ILHA DE LAMPEDUSA, na ITÁLIA, foram suspensas hoje devido ao mau tempo. Até o momento, 111 corpos foram recuperados. Estima-se que cerca de 200 imigrantes ainda estejam desaparecidos, o que poderia elevar o número de mortos para mais de 300. Os imigrantes eram em sua maioria da ERITRÉIA, país no leste africano.

2 014    :     -   SÁBADO
Levanto cedo, mas me sinto muito mal das vistas. Isso é produto do esforço desenvolvido ontem, nas solenidades de PIRITUBA e da OAB-SP. Ontem, no salão de eventos da OAB-SP sofri essa mesma situação. Sou obrigado e fazer um repouso forçado. Isso é ruim porque tenho muita coisa para fazer em minha biblioteca. A atualização de minhas memórias está atrasada desde o dia 30 de setembro. Vou tentar, neste sábado, após melhorar do mal das vistas, a atualização de minhas memórias, coisa que se avizinha trabalhosa.
LUCINDA diz que ontem recebeu dois telefonemas: PEDRO PAULO PENNA TRINDADE e do juiz RICARDO MONTE-SERRAT. O PEDRO iria declamar o poema "EU TE AMO SÃO PAULO", na OAB-SP, e o juiz RICARDO está montando um núcleo nosso em RIBEIRÃO PRETO. 

O GRÊMIO chegou à sua arena, nesta tarde, com a incrível marca de mais de oito jogos sem sofrer gols. A defesa parecia seguir o apelido do time, Imortal. ROGÉRIO CENI provou o contrário. O goleiro são-paulino marcou de pênalti - sofrido por KARDEC - e garantiu a vitória por 1 a 0. O resultado impediu que o TRICOLOR deixasse o G4.
O jogo contra o BOTAFOGO, na quarta-feira passada, pela COPA DO BRASIL, já tinha sido uma volta ao passado para o SANTOS, que, na década de 1960, fez grandes duelos contra o time de MANÉ GARRINCHA. Hoje, a semana especial foi fechada com chave de ouro. Com nova bela atuação, o PEIXE venceu o FLAMENGO por 1 a 0 e quebrou um jejum como visitante no BRASILEIRO que já durava quatro meses.
O CORINTHIANS chegou ao ITAQUERÃO pressionado, com duas derrotas nos dois últimos jogos no BRASILEIRO e fora do G4. Para ainda continuar na briga por uma vaga na LIBERTADORES, era preciso ganhar e, diante da torcida, o time não decepcionou. ANDERSON MARTINS, GUERRERO e LUCIANO balançaram as redes e garantiram a vitória por 3 a 0 sobre o SPORT. Agora, apesar de sexto na tabela, o time tem os mesmos 43 pontos de ATLÉTICO MINEIRO, o quarto, mas perde no número de vitórias: 12 a 11.
No duelo entre líder e vice-líder do BRASILEIRO, o CRUZEIRO se saiu melhor. Jogando no MINEIRÃO, o time da casa até deu sopa para o azar, mas viu o INTERNACIONAL não aproveitar e ampliou sua vantagem na ponta da tabela ao vencer por 2 a 1. Com esta vitória, a 16ª em 26 rodadas, o time de BELO HORIZONTE fez sua gordura na ponta de cima da tabela aumentar para nove pontos - tem 56 contra 47 do próprio INTERNACIONAL.
Desfalcado, o ATLÉTICO MINEIRO encarou o CRICIÚMA no Sul e se deu mal. Sem o atacante DIEGO TARDELLI e o zagueiro LEONARDO SILVA, o time perdeu por 3 a 1 e ajudou os catarinenses a encerrar uma série de quatro jogos sem vitórias.
O FLUMINENSE viveu dia parecido, quando vencia o BAHIA por 1 a 0 e sofreu o empate. No Sul, o clássico da rodada acabou com triunfo do COXA, por 1 a 0, sobre o ATLÉTICO - PR. Já o VITÓRIA venceu o BOTAFOGO no jogo dos desesperados: 2 a 1.  

O cineasta e ator Hugo Carvana morreu neste sábado (4) aos 77 anos no Rio. De acordo com o hospital em que Carvana estava internado desde o último domingo (28), em Botafogo, na Zona Sul, ele teve complicações causadas por um câncer no pulmão.
O velório será neste domingo (5) a partir das 9h, no Parque Lage, no Jardim Botânico. O corpo será cremado na segunda-feira (6), em cerimônia fechada para a família no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária.
Ao longo da carreira, iniciada em 1955, Hugo Carvana ficou marcado por retratar o típico "malandro carioca" em suas comédias de costumes. Foi ator de mais de 50 filmes. Dentre as produções que dirigiu, estão "Vai trabalhar, vagabundo" (1973), "Se segura, malandro" (1977), "Bar Esperança, o último que fecha" (1982), "O homem nu" (1996), "Casa da mãe Joana" (2007) e "Não se preocupe, nada vai dar certo" (2009).
"Ele não era somente um ator extraordinário, mas diretor, um intelectual que pensava o Brasil. É uma coincidência triste: Carvana era como José Wilker, um autor, pensava as coisas do Brasil, do cinema, tinha interesse grande pelo estado do mundo”, disse o cineasta e grande amigo Cacá Diegues, lembrando a morte do também ator e diretor José Wilker, em 5 de abril passado (veja a repercussão da morte de Hugo Carvana).
Homenagem no Festival do Rio
No último sábado (27), o Festival do Rio realizou uma sessão especial de "Vai trabalhar, vagabundo", com cópia restaurada. Os quatro filhos de Hugo Carvana – todos com a jornalista e agora viúva Martha Alencar – estavam presentes: Júlio, Cacala, Rita e Pedro Carvana. Devido à saúde debilitada, o cineasta não pôde comparecer.
"Em nome da família a gente quer agradecer às manifestações dos amigos. O Carvana é um e diretor fundamental para nossa cultura. O Carvana lutou o quanto pode e essa semana infelizmente ele partiu. A homenagem do Festival do Rio foi uma benção. Recuperaram o negativo do primeiro filme dele dirigido em 54. O filme vai passar amanhã [domingo] em Guadalupe. É uma bela homenagem a ele. Ele estava muito feliz com essa edição do festival", disse Julio Carvana, um dos filhos, no hospital.
Na TV Globo, atuou também em novelas como "Corpo a corpo" (1984), "Roda de fogo" (1986), "O dono do mundo" (1991), "De corpo e alma" (1992), "Fera ferida" (1993), "Celebridade" (2003) e "Paraíso tropical" (2007). Um de seus papéis mais conhecidos foi o do repórter policial Valdomiro Pena, do seriado "Plantão de polícia" (1979-1981).
Seu último trabalho como diretor foi "Casa da mãe Joana 2" (2013). Como ator, fez parte do elenco de "Giovanni Improtta" (2013), de José Wilker.
Hugo Carvana nasceu no dia 4 de julho de 1937, filho da costureira Alice Carvana de Castro e do comandante da Marinha Clóvis Heloy de Hollanda. Era "um ilustre suburbano de Lins de Vasconcelos, que nunca renegou sua origem simples", conforme destaca o perfil no site oficial. O texto reforça que o ator e diretor ficou marcado em sua trajetória por ter "um quê de malandragem".
Na juventude, para conseguir entrar no estádio e torcer pelo Fluminense, costumava se disfarçar de vendedor de balas e ambulante. "Figura obrigatória nas mesas dos bares da noite carioca, cultivou amizade com grandes nomes da boemia e das artes – Roniquito, Ary Barroso, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, foram alguns", diz o perfil.
"Através dessa vivência criou personagens que povoam o universo carioca, como o malandro Dino em 'Vai trabalhar vagabundo'." A primeira vez em que viveu esse tipo de personagem foi em "O capitão Bandeira contra o dr. Moura Brasil" (1970), de Antônio Calmon.

Hugo Carvana durante a novela Três Irmãs, de 2008 (Foto: Fabrício Mota/TV Globo)Hugo Carvana durante a novela Três Irmãs, de 2008 (Foto: Fabrício Mota/TV Globo)
Hugo Carvana em frente ao Espaço Unibanco de Cinema em São Paulo (SP), em 12 de maio de 1997. Como ator, trabalhou nas novelas 'Roda de fogo' e 'Celebridades' (Foto: Vidal Cavalcante/Estadão Conteúdo)Carvana em 1997, em São Paulo  (Foto: Vidal Cavalcante/Estadão Conteúdo)


2 015     :      -  DOMINGO
Em minha biblioteca, grande parte do domingo, consigo atualizar minhas memórias. Relembro que, em 1965, há cinquenta anos atrás, a FORÇA PÚBLICA fazia treinamentos para "invadir" o PALÁCIO DOS BANDEIRANTES. Algo que, já naquela época, era tido como uma palhaçada. Hoje acho até folclórico esse episódio ridículo.

Pouco utilizado e há mais de um mês sem entrar em campo, RODRIGUINHO foi hoje, em CAMPINAS, o herói improvável do CORINTHIANS. Com a desvantagem por 2 a 1 diante da embalada PONTE PRETA, o meia entrou no lugar de ELIAS no segundo tempo e evitou o que seria a quinta derrota da equipe neste BRASILEIRÃO.
O belo gol de pé esquerdo, 18 minutos após RODRIGUINHO pisar no gramado, fez TITE respirar aliviado. Afinal, o empate veio em meio à pressão da MACACA e após o técnico estranhamente sacar JADSON, o melhor em campo e autor do primeiro gol.
A estrela da tarde, que nunca havia balançado as redes em jogos oficiais pelo TIMÃO (marcou apenas em um amistoso contra o ABC-RN), ficou incrédulo quando viu a bola morrer no fundo do gol de MARCELO LOMBA. Ao fim do confronto ele admitiu: "Foi muita emoção. Não sabia o que fazer".
Parecia brincadeira. Sabe aquela roda de bobinho, em que um garoto tenta tirar a bola dos outros amigos? Então, foi exatamente assim que o SANTOS lidou com o FLUMINENSE na fácil vitória por 3 a 1, hoje à tarde na VILA BELMIRO.
Após três derrotas consecutivas, o FLAMENGO voltou a vencer no BRASILEIRÃO. O time recebeu o JOINVILLE nesta manhã, no MARACANÃ, e, sem sustos, venceu por 2 a 0.
No mesmo horário, o VASCO vacilou e ficou apenas no empate com o AVAÍ, na RESSACADA. O duelo das equipes que tentam se livrar do rebaixamento terminou  em 1 a 1.
Com a patinada do VASCO, quem aproveitou foi o FIGUEIRENSE. O time catarinense venceu o GOIÁS por 3 a 2, no SERRA DOURADA, e embolou a briga contra o Z4. Com este resultado, GOIÁS e FIGUEIRENSE empatam em pontos (31), e estão seguidos por VASCO e JOINVILLE, com 27 e 24, respectivamente.
CRUZEIRO e GRÊMIO protagonizaram o único 0 a 0 da rodada. No MINEIRÃO, as equipes não conseguiram marcar.
A viagem do PALMEIRAS a CHAPECÓ vai demorar a sair da cabeça da torcida. Com a missão de vencer para seguir no G4, o time parece nem sequer ter entrado em campo e acabou goleado pela CHAPECOENSE, na primeira vitórias dos anfitriões no returno, por 5 a 1. Tão duro quanto o golpe da derrota foi a queda na tabela. O VERDÃO perdeu a quarta posição para o rival SANTOS, que hoje venceu o FLUMINENSE, e ainda viu o SÃO PAULO ultrapassá-lo. Agora, o VERDÃO está em sexto.

O governo tentará destituir o ministro AUGUSTO NARDES da relatoria das contas de 2014 da presidente. A ofensiva, a cargo de três ministros da tropa de choque de DILMA, ocorre a três dias do julgamento das contas no Tribunal de Contas da União, marcado para quarta-feira, dia 7 de outubro. Essa passou a ser a principal estratégia para tentar adiar o veredicto no tribunal, que deve votar pela rejeição das contas da petista. A oposição pretende usar o parecer para embasar o pedido de impeachment da presidente.
Se o plenário não concordar com o governo e mantiver a relatoria, a Advocacia Geral da União já anunciou que fará o mesmo pedido de suspensão na Justiça. A instância provável é o Supremo Tribunal Federal.
Os ministros da AGU, LUÍS INÁCIO ADAMS e da Justiça, JOSÉ EDUARDO CARDOZO, anunciaram hoje, em entrevista coletiva que também teve a participação do ministro do Planejamento, NELSON BARBOSA, que o governo protocola amanhã no TCU uma arguição de suspeição de NARDES. ADAMS e CARDOZO querem que a Corregedoria do tribunal abra um processo para apurar a conduta do relator, que já manifestou a intenção de votar por rejeição das contas. O governo quer sua troca, o que precisa ser decidido pelo plenário do tribunal. O entendimento de ADAMS e CARDOZO é que NARDES antecipou suas posições antes mesmo de o governo apresentar suas defesas e a área técnica concluir os relatórios que embasarão o voto do relator. O ministro do TCU sinaliza a rejeição das contas desde o início. ADAMS citou, por exemplo, entrevista em que NARDES diz que "fará história" ao propor a rejeição das contas. 
O relator negou ter antecipado seu voto e se diz tranquilo. "A matéria está sendo discutida há muito tempo e já houve dois julgamentos, tanto o processo original das "pedaladas" fiscais quanto a primeira parte do processo das contas. Não antecipei o voto", afirmou NERDES, em entrevista ao jornal "O GLOBO".

O ex-senador e ex-presidente da PETROBRÁS JOSÉ EDUARDO DUTRA morreu hoje de madrugada, aos 58 anos, em BELO HORIZONTE. Carioca, o político lutava contra o câncer. Seu corpo foi cremado na capital mineira. DUTRA presidiu a BR DISTRIBUIDORA, assim como o Diretório Nacional do PT. Em 1994, foi eleito senador por SERGIPE, Estado no qual desenvolveu sua vida política, ao lado do ex-governador MARCELO DÉDA, morto em 2013. Atualmente, era primeiro suplente do senador ANTÔNIO CARLOS VALADARES. JOSÉ EDUARDO DE BARROS DUTRA nasceu em 11 de abril de 1957. Foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de SERGIPE no período de 1989 até 1994 e dirigente nacional da CUT, entre 1988 e 1990. Presidiu a PETROBRÁS de 2 de janeiro de 2003 até 22 de julho de 2005. Retornou à empresa como presidente da PETROBRÁS DISTRIBUIDORA, de 24 de setembro de 2007 a 14 de agosto de 2009. Deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012. A presidente DILMA, por meio de nota, disse que se despedia de um amigo e um companheiro. "Ao longo de toda sua vida, ele foi uma liderança comprometida com o BRASIL e o nosso povo".

O grupo de ajuda MSF (MÉDICOS SEM FRONTEIRAS) disse hoje que retirou todo seu pessoal da cidade de KONDUZ, no AFEGANISTÃO, depois que norte-americanos bombardearam um hospital, na sexta-feira, que matou 22 pessoas, entre funcionários e pacientes. O encerramento das atividades do centro médico terá consequências graves para a população civil que se vê, em meio aos combates, entre o exército afegão e seus aliados americanos e os rebeldes do TALEBAN, que desejam tomar a cidade. Este era o único hospital com capacidade para tratar ferimentos graves em toda a região.    











2 016   :   -    TERÇA-FEIRA
O Comandante Militar do Sudeste, GENERAL DE EXÉRCITO MAURO CÉSAR LOURENA CID, tem a honra de convidar V.EXª / V Sª e digníssima família para a Solenidade de Passagem da Chefia do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste do GENERAL DE BRIGADA LUCIANO GUILHERME CABRAL PINHEIRO para o GENERAL DE BRIGADA RICARDO MIRANDA AVERSA.
DATA: 4 DE OUTUBRO DE 2016 (TERÇA-FEIRA)
RETRATO: 9:30 HORAS – GABINETE DO CHEM/CMSE
FORMATURA: 10:30 HORAS – SALÃO DE HONRA DO CMSE
LOCAL: COMANDO MILITAR DO SUDESTE, AVENIDA SARGENTO MÁRIO KOZEL FILHO, 222, PARAÍSO, SP.
Não posso comparecer no CMSE nesta manhã. Dores no joelho esquerdo fazem o martírio desta manhã. Acabo levantando tarde e bastante irritado. Mesmo assim vou trabalhar no computador.

Depois das 13 horas, vou para o MUSEU MILITAR. Ali trabalhamos até 15 horas e MARINEI vai me levar até o CLUBE PAULISTANO. Conforme combinamos com ADOLFO BOLIVAR SAVELLI, iremos fazer uma palestra sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, juntamente com PEDRO PAULO PENNA TRINDADE. Ele apresentará dois poemas e eu falarei sobre a EPOPÉIA DE 32, numa parceria que ADOLFO denominou de “A REVOLUÇÃO DE 1932 EM VERSO E PROSA”. Ele está nos aguardando. Leva-nos até o restaurante do CLUBE PAULISTANO e depois nos conduz até a boite, onde acontecerá o evento proposto por ele, exercendo o papel de cerimonialista.
A coordenadora desse encontro é dona TERESINHA TAUMATURGO POLICASTRO que, em data especial, pois está aniversariando, recebe-nos de braços abertos. WILLIAM MASCARENHAS, JOSÉ D´AMICO, ROSÂNGELA, BEATRIZ, também estão presentes pelo MMDC.
Terminada a palestra, vamos, fazendo surpresa, condecorar dona TERESINHA com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.

Por volta das 18 horas, com muito custo, face as pessoas que querem conversar conosco, deixamos o CLUBE PAULISTANO e vamos para a Câmara Municipal de São Paulo.
Na Câmara Municipal de São Paulo, às 19:30 horas, passamos a participar do encontro dos convidados pelo NÚCLEO MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO” na cerimônia de comemoração do 84º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932 com a outorga da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
PAULO FIGUEIREDO FILHO é uma das pessoas principais da lista de autoridades organizada pelo Núcleo.
CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES traz o seu cunhado GENERAL MILTON BAILÃO.
RODRIGO GUTENBERG é o presidente do Núcleo e vai presidir a sessão solene. Constituída a mesa de trabalhos, procede-se a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.   
Núcleo MMDC Norte – “General Euclydes Figueiredo”
Lista de Homenageados  da solenidade que ocorrerá na Câmara Municipal de São Paulo do dia 04 de outubro de 2016
1.      CAP PM LUIZ CLAUDINEI  NUNES  PAULO    
2.      TEN PM JOSE ROBERTO NONATO DE OLIVEIRA 
3.      TEN PM WILLER CINTRA PONTES          
4.      SUB TEN PM ANTONIO LANDEIRA GOMEZ
5.      SR. PAULO FIGUEIREDO FILHO    
6.      SR TIAGO RODRIGUES PEGGAU E SILVA  
7.      SR. PROF. CLOVIS BULCÃO
8.      SGT PM EDUARDO DOS  SANTOS                  
9.      SGT PM EMERSON MAGALHÃES
10.  SGT PM MÁRCIO FERNANDES                  
11.  SGT PM URIAS DE  SOUZA  MOURA 
12.  CB PM ROGERIO LIMA APARECIDO          
13.  CB PM JOSÉ ANTONIO ALVES DA COSTA  
14.  CB PM ANDRÉ  RICARDO  BITENCOURT
15.  CB PM  MARCOS  EDUARDO  DO  LAGO  SOUZA  
16.  CB PM RAFAEL PACIÊNCIA MARQUES  
17.  CB PM RONALDO FERNANDES
18.  CB PM KRISTOFFERSON R. D. CAETANO
19.  SD PM FABIANO BEZERRA DA FONSECA
20.  SD PM JEFFERSON LUIZ PONTE MACIEL
21.  SD PM JOSÉ BEZERRA DA SILVA LEITE      
22.  SD PM PAULO JOSÉ MORLINE JUNIOR
23.  SD PAULO ALBERTO DA SILVA
24.  SD AMAURI LUIZ RECO RINALDI
25.  SD PM SIDNEI VITAL DE SOUZA JUNIOR                  
26.  SR VICTOR LUCAS DE FREITAS
27.  SRA RACHEL MALAVAZZI DOS SANTOS 
28.  SRA ROSÂNGELA H. G. HERBERT DE SOUZA 
29.  SR EDSON JOSÉ GALVÃO NOGUEIRA
30.  SR MACIEL ALVES COUTINHO                  
31.  SR DANIEL MAZZEI SYDOW                
32.  SRA MARIA CLÉCIA BENTO DE OLIVEIRA     
33.  SRA LIGIANNE CID DE PINHO MONTEIRO
34.  SR. ALVARO ANTONIO BENTO DE OLIVEIRA  
Após a entrega da MEDALHA PEDRO DE TOLEDO, vamos condecorar o GENERAL MILTON BAILÃO com a MEDALHA DRÁUSIO. Antes das 22 horas está encerrada a sessão solene. Após a confraternização dos participantes, MARINEI vai me levar até GUARULHOS.

Sete policiais civis foram condenados à prisão pelo TJ-SP por formação de quadrilha e por extorquir dinheiro em 2006 de um casal ligado ao traficante de drogas colombiano JUAN CARLOS ABADIA. Segundo a SSP, os dois delegados, três investigadores e dois agentes que trabalhavam no DENARC e  DETRAN, foram demitidos. A investigação mostrou que um casal da quadrilha de ABADIA foi obrigado a vender um carro de luxo e dar 71 mil reais para os policiais. Absolvidos na primeira instância, os sete não foram presos por conta da Lei Eleitoral, que proíbe prisão entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro. As penas variam de oito a nove anos em regime fechado.

“Os sonhos do meu filho foram interrompidos”. Assim, num breve desabafo, ELIUDE FREITAS falou sobre a morte do filho, mãe do vendedor MATHEUS FREITAS, de 24 anos.
O jovem foi baleado por um policial militar dentro da Escola Estadual PRESIDENTE TRANCREDO DE ALMEIDA NEVES, no JARDIM NOVO HORIZONTE, região do GRAJAÚ, zona sul, no sábado, dia 1º de outubro. A PM abriu um inquérito para apurar o caso. A Corregedoria acompanha. O PM FRANCISCO DE ASSIS PINHEIRO SILVA, que confessou ter atirado em MATHEUS, foi afastado de suas funções na rua.
Conforme amigos e familiares, a vítima foi ferida pelo PM, que “apareceu de repente” na quadra da unidade escolar. “Sem dar voz de prisão, ele disparou, do nada”, disse uma das pessoas que acompanhava MATHEUS. Eles estavam jogando bola. A escola estava fechada por conta das eleições municipais no dia seguinte. O PM fazia a segurança das urnas eletrônicas. Eles teriam pulado o muro. Os dois amigos escaparam ilesos.
MATHEUS foi socorrido e acabou morrendo ontem, dia 3 de outubro. “É um momento difícil para mim. Ele era um jovem do bem, inteligente e estava cheio de sonhos. Queria abrir uma empresa de finanças. Foi uma perda muito grande para nós”, lamentou a mãe.   
No boletim de ocorrência, a versão do policial militar é totalmente diferente da família da vítima. Segundo o relato, que vale como versão oficial para a investigação, o PM FRANCISCO fazia a segurança da escola quando, por volta das 22 horas, foi até o estacionamento pegar um carregador de celular no carro. Nesse momento, ouviu passos de “indivíduos desconhecidos”. Segundo a versão do policial, ele voltou para a sala de aula e percebeu que quatro pessoas estavam indo na sua direção. Como as luzes estavam apagadas, ele tinha dificuldade “em enxergar, apenas percebendo vultos”.
Depois de se identificar e pedir que eles parassem, FRANCISCO “percebeu que um dos indivíduos sacou um objeto brilhante da cintura e veio em sua direção”. O policial, então, desferiu um tiro” e viu os outros suspeitos fugindo.
Depois de se esconder “para se preservar”, o PM saiu da sala após 15 minutos e passou a vasculhar o pátio. No portão de acesso da secretaria, que tinha o acesso fechado por grades, ele viu o corpo de MATHEUS em uma sala de aula ferido. Segundo a versão, o jovem apresentava escoriações na região da testa e nas costas, mas teria dito que eles foram causados pela grade da escola ao pular o muro.
O resgate, então, foi acionado e MATHEUS levado para o Hospital Geral do GRAJAÚ, onde passou por cirurgia e permaneceu internado. Ainda na versão dos policiais, somente quando eles estavam retornando à escola foram avisados que a vítima tinha sido alvejada por uma arma de fogo. A pistola do PM foi apreendida.
Inconformados com a morte de MATHEUS FREITAS, os amigos do jovem organizaram um protesto, hoje, pelas ruas do GRAJAÚ pedindo Justiça. Eles divulgaram a manifestação pelas redes sociais. O ato foi acompanhado de perto pela Polícia Militar. Como o clima estava tenso para ambos os lados, foram registrados pequenos confrontos, mas no início da noite os policiais jogaram bombas de gás lacrimogênio e deram tiros de balas de borracha para dispersar as pessoas, que se aglomeravam em frente ao portão da escola estadual onde MATHEUS foi morto.

A polícia tenta encontrar os quatro homens encapuzados que aparecem no vídeo de uma câmera de segurança que registrou o momento em que entram em um salão de cabeleireiro para matar um policial militar na Cidade ANTÔNIO ESTÊVÃO DE CARVALHO, zona leste. O crime ocorreu no dia 3 de outubro. Nas imagens, quatro homens seguem em direção ao salão, que fica na Rua BIRI, entram no estabelecimento e poucos segundos depois saem atirando. Não houve anúncio de assalto e os criminosos fugiram com a arma do policial. Levado ao pronto-socorro do Hospital SANTA MARCELINA, o PM não resistiu.  

Quatro adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos foram apreendidas pela polícia após agredirem e torturarem uma colega de escola delas, de 14 anos, na cidade de TRINDADE, região metropolitana de GOIÂNIA. Um das garotas afirmou à polícia que a ideia do grupo era matar a vítima. As agressões foram filmadas por uma das autoras. Segundo a Polícia Civil, as meninas confessaram o ato e a motivação seria ciúmes relacionados com o ex-namorado de uma delas. A vítima só conseguiu escapar após um descuido do grupo, que a deixou sem vigia. Ela pediu ajuda na rua, foi hospitalizada em liberada.

O STF negou hoje pedido da defesa do ex-presidente LULA para tirar do juiz SÉRGIO MORO investigações sobre suposto recebimento de propina pelo petista. Em seu voto, porém, o ministro TEORI ZAVASCKI criticou a coletiva na qual o MPF apresentou a denúncia contra LULA. Na ocasião, os procuradores acusaram LULA de ser o “comandante máximo da propinocracia brasileira”.
XXXXX



Nenhum comentário: