segunda-feira, 31 de outubro de 2016

RELATÓRIO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC - SETEMBRO 2016

1º DE SETEMBRO
MARINEI chega em casa às 8:30 horas. Vamos para o CÍRCULO MILITAR, onde marcamos o horário das 10 horas para conversar com o GENERAL MORATA, Presidente. FERNANDO MORENO também logo está presente para uma reunião onde estudamos da possibilidade de condecorar os quatro generais do Comando Militar do Sudeste, nesse lugar, na segunda quinzena de outubro. FERNANDO MORENO ficará encarregado de, em contato com o GENERAL MORATA, estabelecer a data certa do evento, após entendimento com o Comandante Militar do Exército Sudeste, GENERAL DE EXÉRCITO MAURO CÉSAR LOURENA CID.
Através whatsapp, entro em contato com o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, a respeito da MEDALHA DRÁUSIO e dos diplomas dos que serão homenageados com essa honraria amanhã, às 15 horas. Acontece que o GEORGE diz que somente poderá estar no Obelisco, às 14 horas, ou seja, uma hora antes do início do evento. Isso é um grande complicador para a realização da solenidade. Resolvo buscar as medalhas e os diplomas, amanhã cedo, no 2º BPE, onde o GEORGE trabalha.  
Vamos para o MUSEU MILITAR. Não deu certo a troca de salas. MARINEI entrou em contato, ontem, com a NET e pediu para retornar o telefone 31058541. Isso foi feito. Conversamos com o CORONEL PM GALDINO, Diretor do MUSEU, sobre essa situação. MARINEI verifica se o computador está funcionando. Ela tem certo trabalho para que tudo volte ao normal.
Ainda nesta tarde recebemos um sargento do 30º BPMI. Traz ele os diplomas da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, que será entregue em CATANDUVA no dia 29 de setembro.
ALFREDO DUARTE visita-nos. Acerta a data de 14 de setembro, uma quarta-feira, para uma solenidade no OBELISCO, quando serão entregues condecorações MARECHAL CASTELLO BRANCO e HERÓIS DE 32, antecedida de um almoço no 8º DISTRITO NAVAL com almirantes do RIO DE JANEIRO. (esse evento estava marcado, inicialmente, para 15 de setembro).
Também quer entregar 4 medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO no RIO DE JANEIRO, na sede da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, no dia 6 de outubro, às 11:30 horas. MARINEI concorda em irmos até o RIO, de avião.
Encerramos um expediente trabalhoso na Sociedade Veteranos de 32-MMDC: conseguimos no CÍRCULO MILITAR afastar um contratempo anterior, quando tivemos problemas com o presidente anterior ao GENERAL MORATA; fiquei irritado com o procedimento do SUBTENENTE GEORGE TRAJANO com relação à solenidade de amanhã e ainda isso terá desdobramentos na parte da manhã do dia 2 de setembro; MARINEI conseguiu com a NET reverter a situação anterior, quando houve uma tentativa de mudança de sala no MUSEU, abortada pela impossibilidade de fazer funcionar a internet naquela dependência que seria cedida para nós e, acertamos solenidades para setembro e outubro. MARINEI leva-me até em casa, onde chego contrariado pelo motivo de ainda não estar instalado o meu computador.

Prezado Cel Ventura
Saudações. É com grata alegria que encaminho-vos o curriculum vitae e a arte do Diploma da Medalha Gov Pedro de Toledo em indicação ao Sr. Eduardo Negrão para que seja apreciado pela comissão da medalha tendo em vista seu agraciamento com a mesma dentre as 32 personalidades a serem agraciadas na solenidade do dia 5 de outubro a ocorrer no Mausoléu de 32 no Ibirapuera, São Paulo.
O curriculum vitae do pai dele, Capitão Affonso Negrão, comandante do trem e do auto blindado 14 de Julho, seguirá mais adiante quando próximo estivermos do 9 de julho de 2017 para a medalha constitucionalista.
Eduardo deverá esta manhã finalizar os procedimentos de associação em nossa sociedade via email e concitei-o a pensar na possibilidade de encaminhar os restos mortais do pai herói para a morada de nosso mausoléu onde lá encontrará seu velho comandante, o Cel Brazilio Taborda (http://mmdc.itapetininga.com.br/ensaio_brazilio.pdf)
Att e grato
Biajone
Set 1, 2016

2 DE SETEMBRO DE 2016    :    -    SEXTA-FEIRA
Devo ir até o quartel do 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO, à Rua RAUL LESSA, 52 – JARDIM PIRATININGA, em OSASCO, a fim de buscar as medalhas DRÁUSIO e os respectivos diplomas para a solenidade marcada para às 15 horas, no OBELISCO.
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO deixou-me profundamente irritado ontem, ao me dizer que somente poderia levar as medalhas e os diplomas às 14 horas no Monumento Mausoléu, apenas uma hora antes do início da solenidade. Resolvi, então, partir para OSASCO, nesta manhã, com a ajuda imprescindível da MARINEI CHALUB. A SOCIEDADE muito deve ao desempenho dela. Dificilmente teremos alguém para substitui-la na sua função.
MARINEI CHALUB chega por volta das 8 horas. Enfrentando um trânsito encardido, vamos até o 2°BPE. O quartel está em treinamento para o desfile do 7 de setembro.
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO entrega 32 medalhas DRÁUSIO e os diplomas correspondentes. MARINEI está profundamente amolada com essa situação.
Vamos para o MUSEU MILITAR. MARINEI está com um computador novo, fornecido pela DEC. Já começa a usá-lo. O tempo passa muito depressa. Almoçamos no RESTAURANTE COPA, na Rua SÃO CAETANO e, pouco depois das 13 horas, vamos para o OBELISCO DO IBIRAPUERA.
Chegamos muito cedo e podemos recepcionar todos que vão participar da entrega da MEDALHA DRÁUSIO. Entre eles estão o Chefe do C Com Soc, CORONEL PM ADILSON LUÍS FRANCO NASSARO, acompanhado da TENENTE-CORONEL PM GEÓRGIA ABÍLIO PÚBLIO MENDES, MAJOR PM NEDSON FARLEY COSTA ANTUNES NOBRE, CAPITÃO PM ROSEMEIRE APARECIDA VITONTO. Também comparece o CORONEL PM GALDINO, Diretor do MUSEU MILITAR (já deveria ter recebido a medalha no dia 26 de agosto). CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, DOUTOR MAURÍCIO KIRILOS e sua noiva, FERNANDO MORENO, RODRIGO GUTENBERG, MARCELO COVATS, dona ELZA D`AMBROSIO BUZATO, MARIA LÚCIA CAMARGO, ROSANGELA, THALES, CLOVIS e muitos outros associados estão presentes.
Aguardamos a camerata do Corpo Musical, que chega meia hora atrasada. Com o HINO NACIONAL BRASILEIRO, damos início a entrega da MEDALHA DRÁUSIO:

Medalha Dráusio - 02 de setembro
Coronel PM
Adilson Luís Franco Nassaro
Ten Coronel PM
Geórgia Abilio Públio Mendes
Major PM
Nedson Farley Costa Antunes Nobre
Major PMBA
José Luís Santos Silva
Capitão PM
Alexandre Bueno Pinheiro
Capitão PM
Rosemeire Aparecida Vitonto
Capitão PM
Emerson Sobral
1º Ten PM
Glauber Von Gal de Almeida Stamato
1º Ten PM
Osmair Renan Garcia da Costa
1º Ten PM
Bruno Alves do Nascimento
2 º Ten PM
Ademir de Almeida
Al Of PM
Josemar Pereira
Al Of PM
Elton Ferreira de Lira
1º Sgt PM
Fábio Ferrão Videira
1º Sgt PM
Cezar Francisco
3º Sgt PM
Evandro Cezar Banin
Cb PM
Marcia Gomes
Cb PM
Ednaldo Luiz da Silva
Cb PM
Juliano Veloso Carneiro
Sd PM
Thalita Clariane Marin
Sd PM
Luiz Fernando Alves de Oliveira
Sd PM
Elias Caetano Souza
Professor Doutor
Juarez M. Avelar
Doutor
João Baptista de Oliveira
Doutora
Beatriz Pereira Lima Guimarães
Doutora
Maria Cecília Caltabiano Prado de Almeida
Comendador
Angelo Madeira Neto
Sr.
Adriano Pereira da Silva
Sr.
Edmo Luiz Pereira da Costa
Sr.
Edson Machado Pinto
Sr.
Rogério Andrigheti Coronado Antunes



Em nome dos agraciados, discursa o Doutor JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA. JOSÉ GENTÁLIA declama OS JOVENS DE 32.
Muitas fotos tiradas, conversas com os amigos, enfim, uma tarde de civismo e de confraternização.

Um dia especial de reconhecimento e de valorização à história de São Paulo e do Brasil!
Parte de nossa equipe da Comunicação Social da Polícia Militar (CComSoc) foi homenageada com a medalha "Dráusio", comenda oficial da "Sociedade Veteranos de 1932" em memória de um dos jovens que morreram pela causa Constitucionalista no episódio de 23 de maio que deu início à luta armada em 1932.
Fomos recepcionamos no Mausoléu ao Soldado Constitucionalistas, cripta em que estão sepultados os heróis de 1932 - muitos deles integrantes da Força Pública - embaixo do Obelisco do Ibirapuera, espada cravada no coração de São Paulo.
Nesse solo sagrado, é impossível não se emocionar, bem próximo daqueles que, como disse o poeta de São Paulo: "Viveram pouco para morrer bem, morreram jovens para viver sempre"!
Agradecemos essa honrosa distinção ao Coronel Ventura, ao Coronel Mendes e toda sua equipe.

4 DE SETEMBRO DE 2016
Os estragos pela demora do conserto do meu computador ainda se fazem repercutir neste domingo. A atualização de minhas memórias está exigindo um esforço desdobrado neste final de semana.

Concurso redações sobre a Revolução Constitucionalista
mario.poggio@terra.com.br
para mim, sociedade32, Pedro
Coronel Ventura,
​Bom dia!

1) O empresário do ramo de presentes e papelaria em Vargem Grande do Sul e amigo de décadas, Pedro Alcântara Valsechi Tatoni, que nos lê por cópia, sugeriu um concurso entre alunos de escolas de Vargem Grande do Sul, sobre a Revolução de 1932, com o fornecimento de brindes para os ganhadores pelo seu estabelecimento comercial.
Outrossim, sugere o julgamento dos trabalhos pela Sociedade de Veteranos de 1932 e pergunta da possibilidade de sua presença para divulgar o evento.
Assim, gostaríamos que Vossa Senhoria se manifestasse diretamente ao Pedro Alcântara, com cópia para nós.

2) Aproveitamos para avisar que conseguimos um exemplar do livro Cruzes Paulistas e vamos lê-lo, com bastnte atenção.
Em uma rápida passada vimos que cita a biografia de heróis que tombaram em combate.
Em paralelo há o estudo Grandes Nomes da Terra Vargengrandense, que indica dados de vargengrandenses natos ou de coração e pessoas que de alguma forma ajudaram a cidade (por exemplo: Soldado Maria Stella Sguassabia que lutou na retomada da cidade).
Consequentemente no trabalho há dados de combatentes constitucionalistas, como por exemplo Professor Henrique de Brito Novaes, Petrônio Lupetti, Mario Poggio, etc....
Caso Vossa Senhoria considere interessante podemos selecionar e imprimiri os dados daqueles que combateram ou apoiaram a causa constitucionalista, constantes do estudo.

3) Não obstante, vimos que no livro Cruzes Paulistas, consta o riopardense Francisco Dissimoni, que era noivo de minha Tia Esmeralda.
Sempre que íamos ao Cemitério riopardense, várias vezes ao ano, Papai fazia questão de visitar e orar em seu túmulo.
Infelizmente não temos foto dos dois juntos, somente dela com seus irmãos, no dia do casamento de minha irmã.
Caso considere interessante, podemos fazer uma cópia da foto.

4) Agendamos visita à Hemeroteca de São JOsé do Rio Pardo para o dia 12/09 para verificar o material que têm sobre a Revolução Constitucionalista.
Esperamos poder escrever alguma coisa, nos moldes do que fizemos com Vargem Grande do Sul.

Tenha um bom domingo.
ABraços,
Mario

PREZADO Sr PEDRO TATONI
Acho a idéia magnífica. Apenas precisamos de tempo para que seja realizado o concurso entre os alunos das escolas da cidade de VARGEM GRANDE DO SUL.
Sugiro que o concurso seja desenvolvido durante todo o mês de outubro e as premiações aconteçam em novembro, em data a ser estabelecida pelo senhor.
A OAB/SP também está realizando um concurso de monografias, cujo encerramento está marcado para o dia 5 de outubro.
O MÁRIO e o senhor poderão desenvolver um evento de lançamento do concurso em 30 de setembro, comemorando na cidade o 84º ANIVERSÁRIO DA CESSAÇÃO DAS HOSTILIDADES DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32.

6 DE SETEMBRO DE 2016     :     -     TERÇA-FEIRA
Tinha intenção de ir até a DEC nesta manhã, a fim de conversar com o CORONEL PM REYNALDO. MARINEI viria me buscar às 10 horas para essa visita. Mas um telefonema dado ao CORONEL PM REYNALDO muda toda a situação. Ele me diz que irá ao QUARTEL GENERAL DA PMESP mais tarde e passará pelo MUSEU MILITAR. Cancelo a ida à DEC.
Mais tarde, lá pelas 14:30 horas, estou chegando no MUSEU. MARINEI cuida ainda dos boletos. Diz ela que ontem conseguiu elaborar quase que todos os boletos, mas trabalhou até às 20 horas.
O CORONEL PM REYNALDO não vem ao MUSEU enquanto nós estávamos presentes. Vamos cuidar de acontecimentos futuros, como é o caso de ir até BARUERI no dia 12. Antes, teremos o 12º Desfile Cívico Militar de Vila Santa Catarina, com a colaboração afetiva do nosso associado ANTONIO CARLOS ARISTIDES, no próximo sábado.
Mantenho contato com o CORONEL PM SÉRGIO RICARDO MORETTE e SARGENTO TARCÍSIO (do Exército), sobre o evento que está sendo programado para o dia 30 de setembro, quando teremos a entrega da MEDALHA PAULO BOMFIM. Foi estabelecida uma relação pelo TARCÍSIO, que é a seguinte:

Já no dia 13, no Obelisco, teremos entrega de medalhas do NÚCLEO MMDC-LESTE. No dia 14, haverá, também no Monumento Mausoléu, entrega de medalhas MARECHAL CASTELLO BRANCO e HERÓIS DE 32. São atividades envolvendo intensamente a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A semana será de muito trabalho, com planejamentos para outros eventos já marcados. MARINEI concorda em me levar até BARUERI no dia 12 de setembro, quando, no TEATRO MUNICIPAL daquela cidade, receberemos a MEDALHA DO MÉRITO ESPORTIVO, por indicação de JOSÉ JANTÁLIA, diretor de Comunicação da Federação Paulista de Jiu-Jitsu.

8 DE SETEMBRO DE 2016      :    -      QUINTA-FEIRA    
Levanto cedo, trabalho no computador até 9:30 horas e depois vou para o centro de SÃO PAULO. Na Associação dos Funcionários Públicos, entrego um ofício ao presidente ANTÔNIO CARLOS DUARTE MOREIRA, solicitando que ele indique um integrante da Entidade para receber a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO no dia 5 de outubro, por ocasião da solenidade do 84º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932.
Passo pelo Corpo de Bombeiros para renovar o cartão de estacionamento do carro da MARINEI CHALUB no P2 da Unidade. Depois visito o OLIVEIRA, que mora bem perto do local onde estou.
Por volta das 14 horas, estou conversando com o CORONEL PM FRANCO NASSARO, Chefe do Centro de Comunicação Social da corporação, sobre o evento marcado para o dia 5 de outubro.
Às 14:30 horas, estou chegando no Museu Militar. Entro RODRIGO GUTENBERG auxiliando a MARINEI na montagem das fichas dos associados. Logo chega o TENENTE PM FARINA. Vem a mando do CORONEL PM VIANA, Comandante do CPA/M-8. O CORONEL PM VIANA quer fazer a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO em OSASCO, no dia 23 de setembro. Também comparece o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO trazendo os diplomas da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA que será entregue amanhã em solenidade programada pelo 7º BPMM. Ocorre que tudo está em cima da hora. Não me foi comunicado nem o horário da realização dessa solenidade e nem o local. É um profundo desrespeito para com a presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Fico bastante irritado com esse comportamento dos organizadores da cerimônia de entrega da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA e minha intenção era mesmo “abortar” o evento. Vem conversar comigo o CAPITÃO PM ANTUNES.
Há certos desencontros entre a Companhia que ele comanda e a Sociedade. O CAPITÃO PM ANTUNES desconhece a sistemática da entrega das medalhas. Ele comanda a subunidade que era do CAPITÃO PM CAPARROZ. Ali foi criado o NÚCLEO MMDC “HERÓIS DA PRAÇA DA REPÚBLICA”, núcleo esse que está desorganizado. Nem o presidente é associado do MMDC. Foi-lhe mandada a Ficha de Inscrição, mas não pagou nenhuma mensalidade durante todo esse tempo de criação do núcleo. O SUBTENENTE GEORGE foi contactado pelos organizadores e confeccionou os diplomas. Mas não se dá com a MARINEI CHALUB e, fazendo pirraça para ela, com relação ao registro dos diplomas, prejudica enormemente a Sociedade. Isso me causa uma certa mágoa e me deixa desiludido com esse núcleo, onde tudo sai errado. Já na semana passada, por ocasião da entrega da MEDALHA DRÁUSIO, fui obrigado a me deslocar até o 2º BPE para buscar as peças da honraria, a fim de não atrasar a solenidade marcada para 2 de setembro. Saí de GUARULHOS para ir até OSASCO, pela malquerença entre ele e a MARINEI. 
  
JOSÉ JANTÁRIA manda-me o seguinte email sobre o evento marcado para segunda-feira, em BARUERI.
Boa tarde Coronel Ventura
A homenagem do jiu-jitsu é na próxima Segunda, dia 12, às 19 horas, no Teatro Municipal de Barueri.
Tomo a liberdade de pedir que o amigo não atrase pois vamos iniciar no horário marcado e a sua homenagem é uma das primeiras (o trânsito na Castelo neste horário é complicado).
Sobre a homenagem que o sr. prestará ao presidente mestre Otávio de Almeida Júnior, apenas para seu conhecimento, forneço abaixo dois links com informações sobre a Federação Paulista de Jiu-Jitsu.
Por intermédio do primeiro link há acesso a informações sobre o saudoso mestre Octávio de Almeida, introdutor e divulgador da modalidade no Estado de São Paulo, e pai do atual presidente da FPJJ
mestre Otávio de Almeida Jr.
Cabe ressaltar que o presidente Otávio de Almeida Júnior é a pessoa que, com competência administrativa e com a utilização de muita disciplina, organizou o jiu-jitsu paulista enquanto modalidade esportiva e educacional. Hoje é muito eficaz o acompanhamento das atividades de todas as agremiações filiadas, os árbitros oficiais só podem atuar utilizando roupa social e gravata, e os critérios disciplinares para técnicos e atletas são bastante rígidos.
O segundo link é o da Federação.
Fico no aguardo. Obrigado.

Prezado Comandante!
Conforme conversado com o Sr previamente na ALESP, informo a VSa que teremos dois eventos de valorização do Policial Militar, na seguinte conformidade:
Dia 15 de setembro, às 10:00 horas no Fundo de Solidariedade de Jundiaí - Av. Doná Manoela Lacerda de Vergueiro - Anhangabaú, Jundiaí ;
Dia 16 de setembro,  às 10:00 horas  na Sede do 2º Grupamento de Bombeiros- Alameda Barão de Piracicaba, 126. Bairro Campos Elíseos. São Paulo/SP
Caso Vsa possa comparecer, coloco-me a disposição para o transporte até o local do evento.
Rua Culto À Ciência, nº 25 - Vila Virgínia - Jundiaí/SP - CEP: 13209-040VSa.
Anderson Lima de Oliveira
Ten Cel PM -  Comandante do 19º  Grupamento de Bombeiros

9 DE SETEMBRO DE 2016    :      -      SEXTA-FEIRA
Uma viatura do 7º BPMM vem me buscar por volta das 7:30 horas e me leva até o MACKENZIE. Ali se reúne a tropa dessa Unidade, que está aniversariando hoje. Sou recepcionado pelo CAPITÃO PM ANTUNES. Como chego muito cedo, cumprimento todos os convidados para a solenidade. A maior autoridade presente é o Comandante do Policiamento da Capital, CORONEL PM DIMITRIOS FYSKATORIS. O CORONEL PM GASPARIAN é o atual comandante da área Centro – CPA/M-1 e o TENENTE-CORONEL PM CANGERANA comanda o 7º BPMM. Estão presentes os demais comandantes dos batalhões da área Centro, e muitos oficiais que trabalham nesta área.
Encontramos neste evento a Presidente do CONSEG CONSOLAÇÃO, MARTA LÍLIA PORTA, que recentemente se filiou ao MMDC. Ela tem atuação destacada nesta solenidade. Também conversamos com ROQUE, grande amigo do CORONEL PM MENDES. Ele é do GRANDE ORIENTE DO BRASIL, setor de SÃO PAULO.
Após o CORONEL PM DIMITRIOS declarar aberta cerimônia do aniversário da Unidade, canta-se o HINO NACIONAL e, em seguida, são homenageados os policiais em ocorrências de destaque. São entregues as láureas do Mérito Pessoal.
Agraciados com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA:
PROFESSOR ANDRÉ FALCHI BUENO
DOUTOR LUIZ ROBERTO FARIA HELLMEISTER
SENHOR FERNANDO FERNANDES DE SOUZA
SENHOR ROQUE COETES PEREIRA
1º TENENTE PM DIÓGENES JUSTINO
1º TENENTE PM CAROLINA RIBEIRO BORGES
2º TENENTE PM RICARDO DE FARIA CLARO
2º SARGENTO PM MARCELO CRUZ DE SOUZA
2º SARGENTO PM ROSANA DOS SANTOS LOPES
CABO PM FRANCISCO MARCONDES DE OLIVEIRA EVANGELISTA
CABO PM DANIEL TAVEIRA JÚNIOR
CABO PM FLÁVIO FERREIRA ALMEIDA PASSOS
CABO PM MARCELO DOS SANTOS MEDEIROS
CABO PM MARCELO LEOPOLDO
CABO PM EDUARDO WLAUFREDIR DE OLIVEIRA
CABO PM PAULO ZECHINATO
SOLDADO PM MICHAEL ALBERT DE CASTRO
SOLDADO PM JESSICA MARIA CHRISTOFOLETI GALVÃO VIEIRA
SOLDADO PM KARIN LUCCHI AMÉRICO VIEIRA
SOLDADO PM GESISMAR MARTINS DE SOUZA
SOLDADO PM LUIZ CARLOS PEREIRA CUNHA
SOLDADO PM DOUGLAS DE PAULA FRANCO
SOLDADO PM HENRIQUE ALEXANDRE BARBOSA
SOLDADO PM JOÃO MARQUES DA SILVA
SOLDADO PM PAULO HENRIQUE VAIRO GARCIA
SOLDADO PM ANDERSON MARTINS FERREIRA
SOLDADO PM IGOR ROBERTO DE OLIVEIRA
SOLDADO PM RAPHAEL APARECIDO DE OLIVEIRA SOUZA
SOLDADO PM RÔMULO THIAGO DE AZEDINO
SOLDADO PM VITOR LIMA VIGO

O TENENTE-CORONEL PM CANGERANA convida-me para um coquetel no 7º BPMM. Conversamos sobre a revitalização do Núcleo MMDC-CENTRO “HERÓIS DA PRAÇA DA REPÚBLICA”, do qual ele é o presidente.
Saio do 7º BPMM e vou para o MUSEU MILITAR. Encontro MARINEI CHALUB trabalhando muito nas fichas dos associados. Quase no final do nosso expediente, o ALFREDO DUARTE traz os ofícios convidando autoridades para a solenidade programada para o dia 14 de setembro, no Obelisco, com a entrega de condecorações MARECHAL CASTELLO BRANCO e HERÓIS DE 32. Antecedendo essa solenidade, iremos almoçar no 8º DISTRITO NAVAL.
MARINEI recebe o seu filho LUCAS, que vem vindo de ARARAQUARA, onde estuda. Eles me levam a GUARULHOS. Vamos encerrar uma semana muito agitada. Amanhã, teremos o Desfile da VILA SANTA CATARINA, no JABAQUARA, onde ANTONIO CARLOS ARISTIDES coloca em destaque a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. 

10 DE SETEMBRO DE 2016     :     -       SÁBADO
Tenho um compromisso neste sábado. Ir até o JABAQUARA, na VILA SANTA CATARINA, a fim de assistir o desfile da XVII PARADA CÍVICO-MILITAR, organizada pela ESCOLA MARQUÊS DE MONTE ALEGRE.
MARINEI CHALUB vem me buscar às 13 horas. A distância entre GUARULHOS e o JABAQUARA é um tanto longa. Mas chegamos a tempo. Justamente no momento em que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC iria receber o Certificado de Participação. É que nossa organização abriu o Desfile, momentos antes. WILLIAM MASCARENHAS comandou essa abertura do evento e recebe de minhas mãos o certificado.
Vamos encontrar muita gente conhecida no local: TIAGO PEGGAU, MATHEUS POLI, MARCELO COVATZ, THALES SANCHES, THEL MORAES MARTINS (acompanhado de seu netinho), o Grupo de Reencenação FAB JAMBOCK BRASIL (que conta a história dos pracinhas da FEB), ANA ARTESANATO, FRANCISCO KAINER RINALDI, MAJOR PM NATANAEL SOARES DOS SANTOS, 3º SARGENTO ROSALIN, MILTON ROBERTO BRAGA, JORGE CRUZ, MADEIRA, PROFESSORA MARIA ODETTE (chega na metade do desfile), LEGIONÁRIOS DE AÇO e muitas outras personalidades que mantém estreitos laços de amizade para com o MMDC.
O presidente do NÚCLEO MMDC-LESTE confeccionou o diploma da MEDALHA DO MÉRITO CONSTITUCIONALISTA, que condecora a ESCOLA MARQUÊS DE MONTE ALEGRE. É esse momento um dos principais da solenidade.
Após a entrega da Medalha, vamos deixar o local. Há uma brusca mudança da temperatura. De 30 graus no início do evento, vamos atingir 19 graus quando estamos deixando a VILA SANTA CATARINA.
MARINEI traz-me até em casa. Sinto-me cansado ao chegar em GUARULHOS.
Mais tarde, vejo as imagens do Desfile, postadas no facebook.
Diz ANTONIO CARLOS ARISTIDES, ao mandar as fotos:  
Eu ainda estou emocionado tivemos diversos problemas com apoio das Forças de segurança e militares mas enfim Associações de excombatentes e preservadores da História e as escolas fizeram o seu show de civismo! O tempo colaborou muito depois de 2 anos com chuva são tantos a agradecer Cel Mario Ventura; Marinei Chalub, Natanael Soares Dos Santos,Zalin Gui, Veterano Jorge Cruz BG,Fab Jambock Brasil , Tiago Peggau, Marcelo Covatz, Daniella Costa,Genivaldo Freire, Milton Roberto Braga, Francisco Kainer Rinaldi, Matheus Poli a todas as Associações de ex combatentes presentes.

13 DE SETEMBRO DE 2016
Estou preocupado com o evento da noite, no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. Peço, pelo whatsapp, ao MAJOR PM NATANAEL, que me mande, por email, os nomes das pessoas que foram escolhidas para serem condecoradas hoje pelo Núcleo MMDC-LESTE.
Logo em seguida, vem a listagem para esta noite:
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”
Evento do Dia 13 de SETEMBRO de 2016 – 19:30h
Local: OBELISCO
Av. Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera / SP
Site:www.mmdcleste.com.br  -E-Mail:mmdcleste@uol.com.br
Solenidade Alusiva à Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública, e, Comemoração ao “Ano do 84º Aniversário da  Juventude Constitucionalista”
 Núcleo MMDC Leste da Sociedade Veteranos de 32-MMDC

LISTA POR TIPO DE MEDALHAS
Colar CRUZ HONRA CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
1
1º Ten PM Caio César Campos
P.M.E.S.P.
Colar Cruz Honra Const.
2
1º Ten PM Gilmar Alves Oliveira
P.M.E.S.P.
Colar Cruz Honra Const.
3
2º Ten PM Diego Santana de Souza Felix
P.M.E.S.P.
Colar Cruz Honra Const.
4
Sub Ten PM Martinho Mattos Arruda da Costa
P.M.E.S.P.
Colar Cruz Honra Const.
5
2° Sgt PM Claudio Aparecido de Oliveira
P.M.E.S.P.
Colar Cruz Honra Const.
6
Sd PM Rafael Francisco Pereira
1ª Cia ROTA
Colar Cruz Honra Const.
7
Carlos Alberto Lucas de Lima
EAGLE SEGURANÇA  LDTA
Colar Cruz Honra Const.
8
GCM CD Marcos Dos Santos
GCM
Colar Cruz Honra Const.
9
GCM CD Fernando Cesar Giovanoni
GCM
Colar Cruz Honra Const.
10
Cb PM Mauricio Dos Santos
Corregedoria PMESP
Colar Cruz Honra Const.
11
Cb PM Evandro Cavalcanti Silva
PMESP
Colar Cruz Honra Const.
12
1º Sgt PM Arnaldo Costa Vargas
PMESP
Colar Cruz Honra Const.
13
Maj PM Mauricio Da Silva Inchauspe
Sub Cmt 10º BPM/M
Colar Cruz Honra Const.
14
Cel PM João Silva Soares Castilho
Cmt do CIPM
Colar Cruz Honra Const.

Valor Constitucionalista ESPLENDOR SÃO MIGUEL
NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
1
1º Ten PM Roberto Emilio Farina Filho
P.M.E.S.P.
Esplendor São Miguel
2
Exmº Sr. Helio Trevisan
Presidente UDIAÇO
Esplendor São Miguel
3
2º Sgt PM Carlos Alberto da Costa
P.M.E.S.P.
Esplendor São Miguel
4
2º SGT PM Wellington de Santana Neves
P.M.E.S.P.
Esplendor São Miguel
5
Cb PM Rafael Cucatto de Souza
P.M.E.S.P.
Esplendor São Miguel
6
Sd PM Daniel Alves de Lima
P.M.E.S.P.
Esplendor São Miguel
7
3º Sgt PM Wagner Pimentel Barbosa
P.M.E.S.P.
Esplendor São Miguel
8
Cb PM Mauro Botão Cardoso
P.M.E.S.P.
Esplendor São Miguel
9
Cb PM Alfredo Cardia Soares
P.M.E.S.P.
Esplendor São Miguel
10
Sd PM Gleison Alves
P.M.E.S.P.
Esplendor São Miguel
11
Cb PM Marcelo Antonio Liguori
2ª Cia ROTA
Esplendor São Miguel
12
Cb PM Daniel Vanderlei da Silva
3ª Cia ROTA
Esplendor São Miguel
13
Cb PM Uipiner Gomes dos Santos
CPTran GT
Esplendor São Miguel
14
Dr. Maurício Augusto Gonçalves
Médico (oc Destaque)
Esplendor São Miguel
15
Mariangela Barbosa Alves Aisaka
Enfermeira (oc Destaque)
Esplendor São Miguel
16
Rosimey Romero Thomaz - (Unid. Suporte Intermediário – Bomberios Cambuci)
Enfermeira (oc Destaque)
Esplendor São Miguel
17
Simone Patrocínio Pires - (Unid. Suporte Intermediário – Bomberios Cambuci)
Enfermeira (oc Destaque)
Esplendor São Miguel
18
Cb PM Leandro Cesar Andrade
PMESP
Esplendor São Miguel
19
1º Sgt PM Luciano Galvão
PMESP
Esplendor São Miguel
20
3º Sgt PM Alan Adecio Sertório da Silva
22º BPM/M
Esplendor São Miguel
21
Sd PM Jefferson Aiza
22º BPM/M
Esplendor São Miguel
22
Sd PM Weslley Diego Calixto de Oliveira
PMESP
Esplendor São Miguel
MÉRITO CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
1
1º Ten PM Rita de Cássia Cotecheski
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
2
3º Sgt PM Izaias Tenório da Silva
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
3
Cb PM Kristofferson Roberto Dalmazzo Caetano
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
4
Cb PM Kleber Daniel Oliveira Gomes
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
5
Sd PM Ulisses Alberto Colaço
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
6
Cb PM Giovanilson de Oliveira Marques
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
7
Cb PM Cleber Barbosa Ferian
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
8
1º Ten PM Hillen Dinis Santos
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
9
3º Sgt PM Marcelo Henrique Ribeiro
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
10
Cb PM Gabriel Gindro
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
11
Cb PM Maria de Barros Cainelli
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
12
Sd PM Guilherme Augusto Dias Maciel
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
13
Sd PM Nilton Junior de Melo Mariano
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
14
3º Sgt PM Thiago Luis de Souza
2ª Cia ROTA
Mérito Constituc.
15
Sd PM Alex Sandro Ferreira dos Santos 
Cia ROTA
Mérito Constituc.
16
3º Sgt PM Sandro da Silva
F.T. 5º BPM/M
Mérito Constituc.
17
Cb PM Renata Augusta de Lima Araujo
F.T. 5º BPM/M
Mérito Constituc.
18
Sd PM Denis Augusto Amista Soares
F.T. 5º BPM/M
Mérito Constituc.
19
2º Sgt PM Wellington Stefani
F.T. 5º BPM/M
Mérito Constituc.
20
Cb PM Renan de Oliveira Almeida
F.T. 5º BPM/M
Mérito Constituc.
21
Sd PM Rafael Campos Neves
F.T. 5º BPM/M
Mérito Constituc.
22
2º Sgt PM Rodrigo Antonio Dias
F.T. 5º BPM/M
Mérito Constituc.
23
3º Sgt PM Nilson Rodrigues Pinto
F.T. 5º BPM/M
Mérito Constituc.
24
Cb PM Alexandre Nobre da Silva
F.T. 5º BPM/M
Mérito Constituc.
25
Sd PM Demetrius Maximiano Tibaes Borsato
F.T. 5º BPM/M
Mérito Constituc.
26
Cb PM Daniel Rosalen
APMAL
Mérito Constituc.
27
Cb PM Luciano de Oliveira
29º BPM/M
Mérito Constituc.
28
Cb PM Reinaldo Fernandes da Silva
2ª Cia - 37º BPM/M
Mérito Constituc.
29
Cap PM Edson Gomes de Souza Junior
C Mil
Mérito Constituc.
30
Cap PM Henrique Urbano Hanser Salles
C Mil
Mérito Constituc.
31
1° Sgt PM Evaldo Carlos da Silva
C Mil
Mérito Constituc.
32
1° Sgt PM Rogério Aparecido Camilo
C Mil
Mérito Constituc.
33
Ten Cel Nivaldo de Pádua Melo
C Mil
Mérito Constituc.
34
1º Sgt PM Alan Patrick Santos Gonçalves
C Mil
Mérito Constituc.
35
3º Sgt PM Rogério Damaceno Rocha
C Mil
Mérito Constituc.
36
1º Sgt PM Rafael Alberto Borges
C Mil
Mérito Constituc.
37
Cb PM Orlando Rodrigues Gonçalves
C Mil
Mérito Constituc.
38
1º Ten PM José Antônio Marciano Neto
C Mil
Mérito Constituc.
39
Cb PM Aldinei Alexandre da Silva
C Mil
Mérito Constituc.
40
3º Sgt PM Robison Aparecido da Silva
C Mil
Mérito Constituc.
41
1º Ten PM Daniel Mauro Esteves
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
42
Sd PM Rodrigo Rodrigues da Silva
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.
40
Sd PM Rafael Mello de Oliveira
P.M.E.S.P.
Mérito Constituc.


GOV. PEDRO DE TOLEDO (Soc Vet de 32-MMDC)
NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
1
2º Ten PM Paulo César de Leme Jacinto
Oficial da Reserva
Gov. Pedro Toledo
2
2º Sgt PM Emerson Vioto Silva
3ª Cia ROTA
Gov. Pedro Toledo
3
Cb PM Idagilson Garrido Santos
3ª Cia ROTA
Gov. Pedro Toledo


CONSTITUCIONALISTA (Soc Vet de 32-MMDC)
NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
1
2º Sgt PM Anderson da Silva Gimenes
51º BPM/M
Constitucionalista
2
Sd PM Ronan de Arimateia Soares
P.M.E.S.P.
Constitucionalista
Ainda um tanto cansado pelo evento de ontem, em BARUERI, trabalho bem pouco em minha biblioteca e, por volta das 13 horas, vou para o Museu Militar. MARINEI CHALUB comunica-me que se encontra no centro da cidade colocando documentos no correio e comprando material para escritório. Mas, por volta das 15:30 horas vem me buscar para irmos ao OBELISCO.
Ali, encontro WILLIAM MASCARENHAS e vamos aguardar a chegada das pessoas que serão homenageadas hoje com as honrarias do NÚCLEO MMDC-LESTE.
MAJOR PM NATANAEL, presidente do Núcleo MMDC-LESTE chega por volta das 18 horas, acompanhado pela sua equipe, a fim de organizar tudo para a solenidade marcada para 19:30 horas.
As dependências da cripta do Monumento Mausoléu ficam completamente lotadas. Muita gente comparece nesta noite. Num ambiente de muita camaradagem são entregues as honrarias do núcleo MMDC-LESTE e também da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS FORÇAS INTERNACIONAIS DE PAZ DA ONU, pelo seu presidente WALTER MELLO DE VARGAS.
Além dos homenageados também estão presentes MAGALHÃES, CASSAPIAN, MARCELO COVATS  e outros associados.
O evento vai se encerrar  depois das 22 horas. O DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM TELHADA comparece a essa solenidade quase no seu encerramento. Ele vem da Assembléia Legislativa. Leva-me até a Estação ARMENIA. Ali, no terminal norte, embarco no ônibus COCAIA, regressando para casa. São mais de 23 horas.

14 DE SETEMBRO DE 2016     :      -     QUARTA-FEIRA
Vamos trabalhar algumas horas no computador. Tenho mais um evento no OBELISCO, hoje à tarde. Mas antes almoçaremos no 8º DISTRITO NAVAL.  Para cumprir com nossas obrigações, MARINEI CHALUB vem me buscar por volta das 11 horas.
Às 12:30 horas, chegamos no 8º DISTRITO NAVAL. Somos aguardados para o almoço com o Comandante Geral dos Fuzileiros Navais, ALMIRANTE DE ESQUADRA FERNANDO ANTÔNIO DE SIQUEIRA RIBEIRO e sua comitiva e com o Comandante do 8º DN, VICE-ALMIRANTE GLAUCO CASTILHO DALL`ANTONIA. Também logo chega o organizador desse evento, ALFREDO DUARTE.  Após as apresentações de praxe o ALMIRANTE DE ESQUADRA e sua comitiva são condecorados com a MEDALHA MARECHAL CASTELLO BRANCO.
Almoçamos no 8º DISTRITO NAVAL. Recebemos, como brinde, os livros AMAZÔNIA AZUL – FUZILEIROS NAVAIS.
EM 14 DE SETEMBRO DE 2016 VISITOU O OBELISCO DO  IBIRAPUERA O EXMº COMANDANTE DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS, ALMIRANTE DE ESQUADRA FERNANDO ANTÔNIO DE SIQUEIRA RIBEIRO, CONDECORADO COM O GRÃO COLAR "HERÓIS DE 32" - MEUS AGRADECIMENTOS AO ALFREDO DUARTE, QUE FOI O CERIMONIALISTA DO EVENTO.

Roteiro da Solenidade Cívico-Militar por ocasião da visita do Exmo. Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais e de Outorga das Condecorações “Heróis de 32” e Medalha de Mérito “Marechal Castello Branco”

Local: Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932
Propositura: Cel. PM Mário Fonseca Ventura _ Presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC e Sr. Alfredo Duarte dos Santos – Membro da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC

ABERTURA

Senhoras e Senhores boa tarde!

Em nome do Exmo. Presidente da Sociedade Veteranos de 32, Coronel PM MARIO FONSECA VENTURA, de sua diretoria e colaboradores, desejamos a todos as boas-vindas a este Sagrado Mausoléu dos Heróis Paulistas Combatentes da Liberdade, para esta Solenidade Cívico-Militar de homenagem ao Corpo de Fuzileiros Navais, seus oficiais e praças aqui representados com a ilustre presença de seu Comandante Geral, Sr. Almirante de Esquadra FERNANDO ANTONIO DE SIQUEIRA RIBEIRO e por seu Suboficial-MOR (FN) Sr. ANTONIO CARLOS DOS SANTOS, e a personalidades civis e militares cujos elevados méritos pessoais fazem-se necessários de reconhecimento com a outorga das Condecorações “Heróis de 32” desta Sociedade e da Medalha de Mérito “Marechal Castello Branco” da Associação Campineira dos Oficiais da Reserva do Exército R/2 do N.P.O.R. do 28º B.I.L.
______________________________________________________________________



HINO NACIONAL BRASILEIRO

O Hino Nacional Brasileiro é um dos Símbolos Nacionais. Adotado em 1831, ainda no Brasil Imperial, foi oficializado em 1890 pelo Presidente da República Marechal Deodoro da Fonseca. Letra do Poeta Joaquim Osório Duque Estrada e Melodia de Francisco Manoel da Silva.
Neste momento convidamos todos os presentes cujas condições físicas o permitam, para que em pé e em posição de respeito, cantemos o Hino Nacional Brasileiro que será executado pelo Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do Maestro ST PM Edgar Lourenço.

Breve Histórico do Corpo de Fuzileiros Navais

O Corpo de Fuzileiros Navais é uma força de combate integrante da Marinha do Brasil, cuja missão primária é garantir a projeção do poder naval em terra, atuando para isso em conjunto com os meios e efetivos da Esquadra.
Sua origem data do período em que o Brasil ainda era Vice-Reino de Portugal. Criado por Alvará Régio de 1797 como Brigada Real da Marinha, desembarcou no Rio de Janeiro em 7 de março de 1808 acompanhando a Família Real que transmigrava para o Brasil como consequência da invasão de Portugal pelos Exércitos de Napoleão.
Poucos meses depois já tinha seu batismo de fogo por ocasião da expedição à Guiana Francesa (1808/1809), com a tomada de sua Capital Caiena, garantindo já naquela momento nossas soberania e integridade territorial.
Com o retorno de sua Majestade D. João VI para Portugal, um Batalhão da Brigada Real de Marinha permaneceu no Brasil, tornando-se assim Célula-Mater do atual Corpo de Fuzileiros Navais.
Ao longo de todo período da história do Brasil como Nação Independente, tiveram nossos combatentes anfíbios destacada atuação em todos os episódios de nossa História Militar: seja nas lutas pela consolidação da Independência, nas diversas Campanhas do Prata, onde devemos sempre destacar o Combate Naval do Riachuelo e a Passagem de Humaitá, nas campanhas fraticidas da consolidação da República, guarnecendo os navios da Esquadra da D.N.O.G. na 1ª Grande Guerra e das Forças Navais do Nordeste e do Sul durante a 2ª Grande Guerra, ocasião em que também protegeram nossos litoral e territórios insulares no Atlântico.
Apesar de nossa cultura pacífica e convivência harmoniosa com nossos vizinhos e a comunidade internacional em geral, tem sido o Brasil no último século reiteradamente solicitado pelo conjunto das Nações a atuar na resolução de conflitos e desastres humanitários internacionais.
Nessas ocasiões, mais uma vez estão presentes nossos Fuzileiros Navais como observadores Militares, tropa de pacificação da ONU e OEA ou em ações humanitárias em teatros de operação tão diversos como República Dominicana, El Salvador, Bósnia, Honduras, Moçambique, Ruanda, Angola, Peru, Equador, Timor-Leste, e mais recentemente Haiti e Líbano.
Verdadeira Tropa de Escol que se destaca entre as congêneres de nossas Forças Armadas, é constituída por militares dotados de elevados níveis morais, intelectuais e de preparo físico, todos concursados e altamente capacitados nos misteres das dificílimas operações anfíbias em decorrência de seu rigorosíssimo treinamento e altíssimo profissionalismo, constitui o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil uma força estratégica por excelência, de caráter expedicionário de pronto emprego e de projeção de poder, com sólido e honrado Espírito de Corpo e destacada atuação na defesa dos ideais de liberdade, soberania e convivência pacífica do Povo Brasileiro.
Não é sem razão que uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos e primeira mulher Imortal da veneranda Academia Brasileira de Letras, Rachel de Queiróz, escreveu:

“Quando se houverem acabado os soldados no mundo - quando reinar a paz absoluta - que fiquem pelo menos os fuzileiros como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram!”

Sr. Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) FERNANDO ANTONIO DE SIQUEIRA RIBEIRO, queira por favor transmitir aos seus comandados o mais sincero preito de admiração, respeito e gratidão do Povo Paulista e desta Sociedade a vossa contínua e destacada atuação na defesa dos mesmos e inexcedíveis valores de liberdade e justiça que os Heróis Paulistas de 1932 que aqui repousam mantêm em eterna vigília.

Histórico das Condecorações “Heróis de 32”

O conjunto de condecorações “Heróis de 32”, instituídas pelo Núcleo MMDC Ibirapuera - "Heróis de 32", da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e oficializadas pelo Decreto Nº 59.908 de 06 de dezembro de 2013 do Governo do Estado de São Paulo, tem por objetivo galardoar autoridades civis e militares que hajam prestado comprovadamente relevantes serviços a uma ou mais das organizações e instituições a seguir relacionadas:
I - Núcleo MMDC Ibirapuera "Heróis de 32";
II - Sociedade Veteranos de 32 - MMDC;
III - Polícia Militar do Estado de São Paulo;
IV - Governo do Estado de São Paulo;

V - à população paulista.

Deslocamento do Pavilhão Nacional

Solicitamos a  todos os presentes CUJAS condições físicas o permitam, para que se mantenham de pé e perfilados durante o deslocamento do Pavilhão Nacional até o local de destaque à frente da assistência.

Chamada dos Agraciados

Sras. e Srs., compromissos já previamente marcados na extensa agenda de S.Exas. requerem que os Almirantes e respectivas comitivas tenham que se ausentar antes do final desta solenidade. Por essa razão procederemos à imposição das respectivas insígnias das Condecorações “Heróis de 32” aos mesmos numa primeira outorga.
A Sociedade Veteranos de 32 – MMDC tem a honra de convidar para que se posicionem em local de destaque:

- Para receber a Grã Cruz “Heróis de 32” covidamos o Exmo. C.G. do C.F.N. Alte. de Esquadra (FN) FERNANDO ANTONIO DE SIQUEIRA RIBEIRO

- Para receber o Colar “Heróis de 32” convidamos o Sr. Capitão-Tenente (FN) MICHEL MELO DA SILVA, assistente do C.G. do CFN.

- Para receber a Medalha “Heróis de 32” convidamos o Sr. Suboficial-MOR (FN)ANTONIO CARLOS DOS SANTOS.

A imposição das insígnias será realizada pelo Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, Sr. Cel. PM Mário Fonseca Ventura, no que será auxiliado pelo Cel. PM Reynaldo Simões Rossi, Diretor de Ensino e Cultura da PMESP e pelo Dr. Maurício Kirillos da ADESG.

Antes de convidar os agraciados a retornar aos seus locais de origem, tenho a honra de convidar o Exmo. Vice-Alte. GLAUCO CASTILHO DALL’ANTONIA, Cmt. Do 8º D.N., para que se posicione em local de destaque ao lado dos agraciados para  receber das mãos do Cel. Ventura e do Prof. Rodrigo Gutemberg, Presidente do Núcleo MMDC-Norte “Gal. Euclydes Figueiredo” a estatueta “Soldado 32”.

Parabenizando os agraciados, convidamos para que retornem aos locais de origem.

- O Sr. Cel. PM Mario Fonseca Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32 fará uso da palavra.

- Para fazer uso da palavra convidamos a mais alta autoridade Polical Militar presente, o Exmo. Cel. PM Reynaldo Simões Rossi, Diretor de Ensino e Cultura da PMESP

- Para fazer uso da palavra em nome de todos os agraciados desta solenidade, convidamos a mais alta autoridade militar presente, o Exmo. Sr. Alte. de Esquadra (FN)Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, C.G. do Corpo de Fuzileiros Navais.

A Sociedade Veteranos de 32 – MMDC agradece a ilustre visita dos Srs. Altes. e respectivas comitivas, esperando em breve poder novamente tornar a recepciona-los.

- Saída das Autoridades Navais e respectivas comitivas.

Sras. e Srs., dando continuidade à nossa solenidade, convidamos para que se posicionem em local de destaque para receberem o Colar “Heróis de 32” as seguintes autoridades:

- Sr. Cel. PM SAINT CLAIR DA ROCHA COUTINHO SOBRINHO
  Presidente da FUNDABOM – Funda ção de Apoio ao Corpo de Bombeiros
- Dr. MOACIR GUIMARÃES MENDONÇA
  Perito Criminal da Assistência Técnico-Científica da SSP/SP
- Dr. RODRIGO CORRÊA BAPTISTA
  Delegado de Polícia da Assistência Policial Civil da SSP/SP
- Cap. PM ADRIANO DE SOUZA FERNANDES
  Cmt. da Cia. de Força Tática do 7º BPM/M “Batalhão 1º Ten. PM Calegari”
- Comendador DENYS KELWIN HERBERT DE SOUZA
  Membro da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC

A imposição das insígnias será realizada pelo Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, Sr. Cel. PM Mário Fonseca Ventura, no que será auxiliado pelo Cel. PM Reynaldo Simões Rossi, Diretor de Ensino e Cultura da PMESP.

Parabenizando os agraciados, convidamos para que retornem aos locais de origem.

Convidamos para que se posicionem em local de destaque para receberem a Medalha “Heróis de 32” os seguintes Policiais Militares:

- Cb. PM SILMARA FERNANDA PRATTES
- Sd. PM ALESSANDRO DA SILVA NAGATE
- Sd. PM LEIDIANE SILVA NAGATE

A imposição das insígnias será realizada pelo Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, Sr. Cel. PM Mário Fonseca Ventura, no que será auxiliado pelo Cel. PM Reynaldo Simões Rossi, Diretor de Ensino e Cultura da PMESP.

Parabenizando os agraciados, convidamos para que retornem aos locais de origem.

Histórico da Medalha de Mérito “Marechal Castello Branco”

A Medalha de Mérito MARECHAL CASTELLO BRANCO foi criada no ano de 2002 pela ACORE – Associação Campineira de Oficiais da Reserva do Exército (R/2) do N.P.O.R. – Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, unidade de ensino e formação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro subordinado ao 28º B.I.L. – Batalhão de Infantaria Leve, localizado em Campinas/SP, por ocasião do cinqüentenário de criação do NPOR de Campinas pela Portaria Nº 51 – 48 de 21 de Julho de 1952 do Ministério da Guerra, com o intuito de assinalar os 105 anos de nascimento e os 35 anos de falecimento do insigne Marechal HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO, oficial do Exército Brasileiro formado com distinção pela École Supérieure de Guerre da França, chefe da seção de operações do Estado-Maior da FEB na 2ª Guerra Mundial, Herói da FEB condecorado com a Cruz de Combate de 1ª Classe e Presidente da República.
Destina-se a galardoar personalidades militares e civis que em decorrência de suas virtudes morais e elevado mérito profissional tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas Nacionais, às Forças Auxiliares (Polícias Militares, Polícias Civis, Guardas Civis, Corpos de Bombeiros e Defesa Civil), e à Sociedade Brasileira em geral.
Medalha devidamente cadastrada junto ao Exército Brasileiro conforme Aditamento DCEM 7A ao Boletim do Departamento Geral do Pessoal nº 51 de 21 de dezembro de 2005, com o Código A-28 e a Sigla MMCB.
O atual Presidente do Conselho da Medalha é o Dr. WALLACE DE OLIVEIRA GUIRELLI, Conselheiro Substituto do TCE – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Comendador da Ordem do Mérito Militar.

Chamada dos Agraciados

Convidamos para que se posicionem em local de destaque para receberem a Medalha de Mérito “Marechal Castelo Branco” as seguintes Autoridades e Policiais Militares:

01 – Exmo. Dr. MARCUS ALEXANDRE MANHÃES BASTOS
        MM. Juiz de Direito da 03ª Vara do Júri da Capital

02 – Exmo. Dr. TOMÁS BUSNARDO RAMADAM
        Promotor de Justiça do I Tribunal de Justiça da Capital

03 – Exmo. Dr. IVANDIL DANTAS DA SILVA
        Promotor de Justiça da 3ª Vara do Júri da Capital

04 – Exmo. Dr. ROGÉRIO LEÃO ZAGALLO
        Promotor de Justiça da 5ª Vara do Júri da Capital

05 – Cap. PM LEONARDO CORSETTI ZAUPA

06 – Al. Of. PM LUIS CARLOS SARRAIPA JORGE LEITE

07 – ST PM JOSÉ ROBERTO SOARES

08 – 1º Sgt. PM TEDDY RALF SOUZA COSTA

09 – 1º Sgt. PM IBERÊ MATTEI

10 – Cb. PM JENADIR BARDOINO BEM

11 – Cb PM RICARDOBENETTI COTRIM

12 – Sd. PM ALBERTO BATISTA VIEL FERRO

13 – Sd. PM EMERSON GONÇALVES GARCIA

14 – Sd. PM MÁRCIO NUNES DA SILVA

15 – Sd. PM HUGO VIEIRA VENEZIANE

16 – Sd. PM KLÉBER LEAL PINHO

17 – Prof. RODRIGO GUTEMBERG
        Presidente do Núcleo MMDC-Norte “Gal. Euclydes Figueiredo”

A imposição das insígnias será realizada pelo Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, Sr. Cel. PM Mário Fonseca Ventura, no que será auxiliado pelo Cel. PM Reynaldo Simões Rossi, Diretor de Ensino e Cultura da PMESP.
Também convidamos para auxiliar na imposição das insígnias os Exmos. Dr. Rodrigo Corrêa Baptista, Dr. Moacir Guimarães Mendonça, Cel. PM José Alberto Tamashiro, Cap. PM Adriano de Souza Fernandes e o Comendador Denys Kelwin Herbert de Souza.

Parabenizando os agraciados, solicitamos que retornem aos seus locais de origem.


Retorno do Pavilhão Nacional ao seu local de origem

Solicitamos a  todos os presentes CUJAS condições físicas o permitam, para que se mantenham de pé e perfilados durante o retorno do Pavilhão Nacional até o seu local de origem.



Agradecimento

Senhoras e Senhores, o Exmo. Coronel PM MARIO FONSECA VENTURA, em nome da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, sua diretoria e colaboradores, agradece a presença de todos que prestigiaram e abrilhantaram esta solenidade, destacando o apoio inexcedível da Diretoria de Ensino e Cultura da PMESP na pessoa de seu Diretor Cel. PM Reynaldo Simões Rossi, da Academia de Polícia Militar do Barro Branco na pessoa de seu Comandante Cel. PM Celso Luis Pinheiro, do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho” na pessoa de seu Comandante Tenente-Coronel Éverton Rubens Cunha, do Corpo Musical da PMESP na pessoa de seu Comandante Major PM Mus. Elias Batista Nascimento, da Sra. Marinei, Secretária da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, Prof. Rodrigo Gutemberg – Presidente do Núcleo MMDC-Norte, e ao Dr. Wallace de Oliveira Guirelli, Presidente do Conselho da Medalha de Mérito “Castello Branco”, sem cujo apoio esta solenidade não se realizaria.

ENCERRAMENTO


Sras. e Srs., o Exmo. Cel. PM MARIO FONSECA VENTURA, em nome da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, sua Diretoria e Colaboradores, agradece a presença de todos que prestigiaram e abrilhantaram  este singular evento e declara encerrada esta solenidade.  
Encerrada a histórica solenidade desta tarde no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, vamos deixar o local. MARINEI CHALUB leva-me até GUARULHOS.

15 DE SETEMBRO DE 2016     :     -     QUINTA-FEIRA
O TENENTE-CORONEL PM ANDERSON LIMA, pontualmente, como havia combinado ontem, chega em casa para me levar até JUNDIAÍ. Nessa cidade, ele comanda o 19º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS.
Solenidade de Condecoração no 19o. Grupamento de Bombeiros de Jundiaí/SP:
Tenente-Coronel PM Henrique Pereira de Souza Neto, Comandante do 11o. BPM/I-Jundiaí;
Tenente-Coronel PM Reinaldo Eliseu Giordano Gomes, Comandante do 49o. BPM/I-Jundiaí.
Tenente-Coronel PM Lourival da Silva Junior, Comandante do 4o. BPRV-Jundiaí;
Major PM Rogério Carlos Capuano, Sub-Comandante do 11o. BPM/I-Jundiaí;
 — com Mario Ventura.
Conversamos muito com o TENENTE-CORONEL PM HENRIQUE PEREIRA DE SOUZA NETO, Comandante do 11º BPMI, sobre  a criação do NÚCLEO MMDC-JUNDIAÍ “HERÓIS DO TREM BLINDADO”. A data provável da inauguração do núcleo deverá ser em 21 de outubro.
O TENENTE-CORONEL PM LIMA mostra as dependências do 19º GB e depois da solenidade vamos almoçar num tradicional restaurante de JUNDIAÍ. Ali permanecemos até 15 horas. Os bombeiros são uma verdadeira família. Há muita amizade entre eles. Isso fica patente durante o transcorrer da solenidade de entrega das honrarias do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32” e também no almoço de confraternização.
O TENENTE-CORONEL PM LIMA traz-me até em casa. Confesso que me sinto cansado.
16 DE SETEMBRO DE 2016    :     -   SEXTA-FEIRA
Apesar de cansado pela ida a JUNDIAÍ na data de 15 de setembro, hoje, logo cedo, por volta das 8 horas, o TENENTE-CORONEL PM ANDERSON LIMA vem me buscar para irmos a uma solenidade programada no 2º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS, na Avenida BARÃO DE PIRACICABA. O seu motorista conhece bem a cidade de SÃO PAULO. Ele evita o congestionamento da VIA DUTRA e da MARGINAL TIETÊ. Em uma hora já estamos chegando no 2º GB. Chegamos cedo e podemos tomar um café sossegadamente.
Aos poucos vão chegando os oficiais e praças do 2º GB, como também o fotógrafo CLÓVIS, MAURÍCIO KYRILOS, sua noiva e o SARGENTO TARCÍSIO.
O TENENTE-CORONEL PM RICARDO VIEIRA PEIXOTO é o Comandante do 2º GB e vai presidir o evento de entrega de medalhas do Núcleo “HERÓIS DE 32”. Numa cerimônia singela, procede-se essas condecorações. O TENENTE-CORONEL PM RICARDO VIEIRA PEIXOTO recebe o COLAR GRÃ-CRUZ SEMPRE VIVERÃO “HERÓIS DE 32”.
São condecorados com a MEDALHA MARECHAL CASTELLO BRANCO: CAPITÃO PM ROBSON MITSUO MUNHOZ GUENCA;
1º TENENTE PM FRANCISCO CARLOS LAROCA JÚNIOR; 2º SARGENTO ANDRÉ AFONSO ALVES; CABO PM AMAURI ALVES LIMA; CABO PM MÁRCIO FERREIRA MARQUES; CABO PM RICARDO REGAZZO DE LIMA; CABO PM FERNANDO DOS SANTOS SILVA; CABO PM JOÃO DE OLIVEIRA MARINHO; CABO PM ANDRÉ TADEU RAMOS; SOLDADO PM APARECIDO DONIZETI ROCHA JÚNIOR; SOLDADO PM FÁBIO NEPOMUCENO DE MORAIS; SOLDADO PM JÚLIO CÉSAR DE SOUZA; SOLDADO PM BRUNO ALMEIDA DE MORAES; SOLDADO PM ALFREDO FAVERO.
Num ambiente de confraternização, vamos almoçar no 2º GB. Depois, uma viatura leva-me até o OBELISCO, por volta das 13 horas.
Nesta tarde, MARINEI CHALUB vai até o Contador a fim de buscar toda a documentação que lá estava. É que, a partir da semana que vem, ela exercerá esse papel.
Ainda esperamos a chegada do TENENTE PM FARINA, do CPA/M-8 (OSASCO), que traz os diplomas das medalhas que serão entregues na Unidade em 23 do corrente.
Por volta das 16 horas, deixamos o OBELISCO. MARINEI traz-me até em casa, como ela sempre faz.
Ainda nesta noite, convido o CAPITÃO PM CAPARROZ para vir assinar os diplomas das medalhas que serão entregues em OSASCO e em LIMEIRA (nessa cidade, a cerimônia está marcada para 13 de outubro).



19 DE SETEMBRO DE 2016
Chego no MUSEU MILITAR às 14 horas. MARINEI CHALUB trabalha nos boletos dos associados que não pagaram o primeiro que lhes foi mandado. É sempre assim. Há aqueles que não cumprem com suas obrigações e deixam a Sociedade em situação difícil. 
ALFREDO DUARTE vem conversar conosco sobre o evento que iremos participar, no RIO DE JANEIRO, em 6 de outubro. Deveremos ter uma solenidade no 2º BPChq no dia 27 de setembro. Esta semana será corrida, pois algumas cerimônias de entregas de medalhas já estão para acontecer no dia 21 de setembro (Aniversário do CENTRO MÉDICO, com a entrega da Medalha do Centenário, onde o nosso vice-presidente, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, será agraciado). No dia 23 de setembro iremos a OSASCO, no CPA/M-8, quando iremos entregar a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
MARINEI visitou sua irmã gêmea no final da semana que passou. Conta os problemas familiares que a deixam amolada.
Em casa, onde chego por volta das 17 horas, recebo um telefonema do FERNANDO MORENO. Diz ele que o JOÃO CARLOS DIAS, Diretor do Jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, irá proporcionar um almoço para o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Pede para que nós participemos do mesmo, no dia 22 de setembro.

Prezado CORONEL PM JOSÉ ROBERTO
No dia 14 de setembro de 2016, esteve visitando o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista o Exmº Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, ALMIRANTE DE ESQUADRA FERNANDO ANTÔNIO DE SIQUEIRA RIBEIRO.
Deseja o Exmº Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais trazer para uma apresentação em São Paulo a Banda do Corpo de Fuzileiros Navais no dia 2 de dezembro de 2016.
No almoço proporcionado a ele no 8º DISTRITO NAVAL foi sugerido o Auditório do Palácio do Governo.
Face os nossos laços de amizade, propus ao Vice-Almirante GLAUCO CASTILHO DALL´ANTONIA, Comandante do 8º Distrito Naval, entrar em contato com V.Sª, solicitando a anuência do Exmº Sr Governador do Estado de São Paulo. Não haverá ônus no deslocamento da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais, do Rio de Janeiro para São Paulo.
Fico no aguardo da resposta do Exmº Sr Governador para dar continuidade às tratativas com o Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais.

22 DE SETEMBRO DE 2016
Vamos almoçar no NOVOTEL nesta quinta-feira. MARINEI CHALUB vem me buscar por volta das 11 horas. O vice-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e o Presidente do Conselho Fiscal, FERNANDO MORENO, também comparecem no NOVOTEL. A pedido do Diretor do jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, JOÃO CARLOS DIAS, que proporciona esse encontro, vamos condecorar o desembargador MARIO DEVIENNE FERRAZ, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. É uma surpresa que se faz a essa autoridade, homenageada pelo JOÃO CARLOS DIAS. A esse almoço comparecem também os CORONÉIS PM AUDI ANASTÁCIO FÉLIX, ADILSON LUIZ FRANCO NASSARO, MARCELINO FERNANDES DA SILVA e SARDILLI.
                   

23 DE SETEMBRO DE 2016     :      -     QUINTA-FEIRA
Está marcada uma solenidade em OSASCO, idealizada pelo CORONEL PM MARCELLO JOSÉ RABELLO VIANNA, Comandante do CPA/M-8, com o escopo de valorizar o trabalho do policial-militar. Ele manda uma viatura vir me buscar, por volta das 11 horas. Um outro veículo já está conduzindo a secretária do MMDC, MARINEI CHALUB, que a foi buscar em sua residência. O motorista do CEL PM VIANNA guia muito bem e consegue escapar dos  tradicionais congestionamentos da VIA DUTRA e da MARGINAL TIETÊ.
No CPA/M-8, MARINEI já está no gabinete do Comandante. CORONEL PM  VIANNA trata-nos com fidalguia, apanágio característico de   personalidade, que lembra muito o CORONEL PM NILTON VIANNA, COMANDANTE GERAL DA PMESP, de 23 de março de 1983 a 20 de fevereiro de 1986.  Na época do COMANDANTE GERAL CORONEL PM NILTON VIANNA eu pertencia, como MAJOR PM ao CPChq. Depois fui transferido para o CPA/M-1.
É idéia do CORONEL PM VIANNA criar um Memorial de 32 no CPA/M-8. Fala do Ciclo de Debates do CPA/M-8, que começará em 26 de setembro, com o tema “POLICIA DEMOCRÁTICA” na área do 36º BPMM; prossegue em 27 de setembro, agora na área do 25º BPMM abordando “PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO”; no terceiro dia, 28 de setembro, na região do 33º BPMM, a palestra será sobre “SEGURANÇA PÚBLICA E EDUCAÇÃO; no dia 29, na área do 20º BPMM, o tema abordará “SOCIEDADE E SUA POLÍCIA – DESAFIOS E PROPOSTAS À POLÍCIA DO FUTURO”; no dia 30 teremos o encerramento do CICLO, nas áreas do 14º e 42º BPMMs, com o tema “POLÍCIA COMUNITÁRIA”. 
CORONEL PM VIANNA conduz-nos até a ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – APAS – sita à Rua Dr. MARIANO J.M. FERRAZ, 776, onde o Diretor Presidente CORONEL PM REGINALDO DOS SANTOS, vai nos oferecer um almoço maravilhoso, feito com muito carinho pelo cozinheiro da APAS.
Já  são 14:40 horas, quando nos despedimos do CORONEL PM REGINALDO e seus diretores. A solenidade programada é realizada no auditório do SENAI de OSASCO. Ali encontramos muitos conhecidos dos eventos proporcionado pelo NÚCLEO MMDC-OSASCO “PRÍNCIPE DOS POETAS GUILHERME DE ALMEIDA”. Vão ser entregues láureas do 5º ao 1º grau do mérito militar, medalhas CRUZ DE SANGUE e GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO,
Num clima de confraternização, numa verdadeira aula de civismo, transcorre a entrega das láureas e das medalhas. Emocionante e triste ao mesmo tempo é a entrega da MEDALHA CRUZ DE SANGUE para a mãe de um soldado que deu a sua vida em prol da comunidade. Pessoas tiveram seus olhos marejados pela emoção.
São agraciados com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
VREJHI MARDIROS SANAZAR – Presidente do JORNAL DIÁRIO DA REGIÃO;
PAULO CONTIM – Presidente da TV OSASCO;
ROGÉRIO SIMÓES – Diretor de Segurança da REDE TV;
Doutor RICARDO CANTERUCCIO PONTES – Delegado de EMBU DAS ARTES;
HÉLIO TREVIZAN – UDIAÇO;
CORONEL VLADIMIR TADEU FERREIRA – COMANDANTE DO 2º BPE;
TENENTE-CORONEL RICHARD ALVES FIORAVANTE – COMANDANTE DO 20º GACL;
TENENTE-CORONEL PM CARLOS – Comandante do 33º BPMM;
TENENTE-C0RONEL PM ROBERTO LAGO – Comandante do 18º GB;
TENENTE-CORONEL PM JAIRO – Comandante do 42º BPMM;
TENENTE-CORONEL PM WILSON FERREIRA DE CASTRO – Comandante do 36º BPMM;
TENENTE-CORONEL PM JOSÉ ANTÔNIO DE MELIM JÚNIOR – Comandante do 14º BPMM;
MAJOR PM RICARDO TAHARA – Comandante Interino do 25º BPMM;
CAPITÃO PM ROGÉRIO CANHAS FERNANDES GEA – 14º BPMM;
CAPITÃO PM VARLEI ZUCATO DOS SANTOS – CPA/M-8;
1º TENENTE PM MARCOS DE BRITO NOBRE – 14º BPMM;
1º TENENTE PM GILMAR ALVES OLIVEIRA;
1º TENENTE PM VINÍCIUS COELHO CARDOSO;
1º SARGENTO PM JOSÉ ÉDSON PEREIRA DE ALMEIDA;
2º SARGENTO PM WILIAN ALVES MACIEL – 14º BPMM;
CABO PM JOSÉ DARCY SILVÉRIO;
CABO PM ADILSON LUIZ DE OLIVEIRA;
CABO PM DANILO SOUZA MEDEIROS – 14º BPMM;
CABO PM RENATO ZACARIAS SANTOS – 20º BPMM;
SOLDADO PM JOÃO BATISTA DA COSTA – 2º BPMM;
SOLDADO PM CLEIDSON ROBERTO DA SILVA SANTOS – 20º BPMM;
SOLDADO PM ÁGATA KIMBERLY DE MIRANDA – 20º BPMM.
Terminada a solenidade, vamos ter um coquetel, onde podemos conversar com muita gente. Uma surpresa agradável foi o encontro com o CORONEL PM Reformado DURVAL SAMPAIO PONTES, que nasceu na cidade de POÁ e tivemos vários contatos nos anos 1960. Faz muitos anos que não nos víamos e podemos trocar uma conversa de saudosismo.
Já passando das 17 horas, iniciamos o retorno para nossas casas. Deixamos MARINEI em sua residência e chego tarde em GUARULHOS.

26 DE SETEMBRO DE 2016
Em sessão solene, na Assembleia Legislativa, às 10 horas, o Deputado Estadual CORONEL PM CAMILO, irá homenagear todas as Associações de Classe relacionadas com a PMESP. Como a Sociedade Veteranos de 32-MMDC está relacionada com essas Associações, vou nesta manhã para o IBIRAPUERA.
Chego cedo à Assembleia Legislativa e cumprimento muitos amigos: CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, Coordenador do Conselho Cívico e Cultural ADOLFO SAVELLI; PEDRO PAULO PENNA TRINDADE; CLEUSA BADANAI; MARCELO COVATZ; CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES; CORONEL PM FERREIRA DE SOUZA; CORONEL PM GIANNONI; CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA; ELCIO INOCENTE; CORONEL PM IAROSLAV ARADZENKA e seu filhos CORONEL PM IEROS ARADZENKA (Chefe de Gabinete do Comandante Geral PMESP`; CORONEL PM RICARDO GAMBARONI (Comandante Geral); Deputado Estadual CORONEL PM CAMILO; Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA; CORONEL PM PERRENOUD (da CRUZ AZUL); CORONEL PM FREITAS (Superintendente da CRUZ AZUL); JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA; MARGARIDA DE LIMA; ELZA BUSATTO; LIA BRITO; ROSÂNGELA.
O Secretário de Segurança Pública, MÁGINO vai presidir essa sessão solene. O auditório JUSCELINO KUBSTECHEK está totalmente lotado.   
Também é homenageada a viúva de ÂNGELO CRISCUOLO, dona DOLORES. O coral da Cruz Azul canta músicas que encantam todos os presentes.
O CORONEL PM MENDES encontra um velho conhecido, TONICO RAMOS. Lembram episódios interessantes quando ambos pertenciam à Assembleia (o MENDES na Assessoria Militar e o TONICO RAMOS como deputado estadual). TONICO RAMOS fala de uma homenagem que irão fazer a FRANCO MONTORO, em 20 de outubro, na Assembleia, Auditório FRANCO MONTORO. Convida-nos para esse ato cívico.
MENDES deixa-me bem perto dos bombeiros, onde vai guardar o seu carro. Vou almoçar na AOMESP com FERREIRA, MAURÍCIO, MANUELLA e SOPHIA. Passo depois no escritório do advogado, na Rua TABATINGUERA, 140, 15º ANDAR.
Passam das 14 horas quando chego no MUSEU MILITAR. Encontro MARINEI CHALUB concluindo a lista de outorga da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para 5 de outubro. Acontece que faltam os currículos de dois
Faço uma visita ao Centro de Comunicação Social, onde entrego os integrantes do 8º Distrito Naval. A lista é fechada com 30 nomes. CAPITÃO PM ROSEMEIRE. Converso também com a TENENTE-CORONEL currículos das  autoridades que serão condecoradas em 5 de outubro para a PM GEÓRGIA, mas não consigo cumprimentar o CORONEL PM FRANCO NASSARO, em reunião com outro coronel.
Ainda retorno ao MUSEU MILITAR. O CABO PM WANDER está com sua esposa, a MARINEI. Mas deve voltar ao Tribunal de Justiça Militar. Através email, chegam as indicações do 8º Distrito Naval. Isso ainda é comunicado, hoje, ao Centro de Comunicação Social, perfazendo as 32 autoridades que serão condecoradas no dia 5. MARINEI vai me levar até GUARULHOS.





Nenhum comentário: