segunda-feira, 31 de outubro de 2016

RELATÓRIO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC - OUTUBRO DE 2016

1º DE OUTUBRO DE 2016
Recebo a seguinte mensagem de MARIANO TAGLIANETTI:
Caríssimo presidente Cel. MARIO FONSECA VENTURA, bom dia !
Apreciaríamos a vinda do paladino a estas plagas em 25 do andante.
Em verdade, o fato do IHGP abrir as portas para que em seus anais conste a EPOPÉIA de 32 é relevante e substancial para consolidarmos, nestas plagas, o que deve ser reconhecido em função do que vive hoje a nacionalidade: - A ÚNICA REVOLUÇÃO em que o povo lutou armado contra a corrupção que se instalava cujas consequências nos levaram ao deboche político hoje professado, em que governantes alegam não saber de nada locupletando-se vergonhosamente...
Ressoam as palavras do nobre paladino " POR MUITO MENOS OS PAULISTAS SE LEVANTARAM em 32..." .
A agenda de 25  poderá ser ida e volta no mesmo dia, se assim o desejar, e os compromissos de 28 não seriam penso afetados.
Creia-me seria de todo oportuno e marcante para os anais MMDC. Fraternal apreço, TAGLIANETTI.
Muito trabalho neste sábado para colocar parte de minhas memórias em dia. Acontece que as atividades no MMDC absorvem grande parte do meu tempo, fazendo com que me atrase na atualização de minhas memórias.

3 DE OUTUBRO DE 2016
Apesar do mau tempo, vou até o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. PATRÍCIA confeccionou o ofício onde solicita a Camerata da PM para o dia 26 de outubro, quando o IHGSP irá homenagear a OAB-SP. A presidente, Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS chega logo depois, bem como a MARINEI CHALUB. Minha secretária traz o ofício de outorga da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para o Secretário de Segurança Pública, MÁGINO, que a receberá em 5 de outubro, no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Assino esse ofício e a própria MARINEI vai entrega-lo na SSP.
Às 15 horas, estou no Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. A coordenação dessa reunião é do ADOLFO BOLIVAR SAVELLI. Comparecem: ALEXANDRE PRESTO, REZENDE, JÁCOMO, MIRIAM, LUIGI, VILMA, BEATRIZ, VALDIR ABDALLAH.
O coordenador começa a reunião falando sobre o evento marcado para amanhã, às 17 horas, no CLUBE PAULISTANO. Outros assuntos: comemoração do DIA DO PROFESSOR, DIA MUNDIAL DA PAZ, DIA DA BANDEIRA, PRÊMIO PAUL DONOVAN RIGAR (marcado para o dia 8 de dezembro), hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal, às 11:30 horas de amanhã, JOVENS ELEITORES (JÁCOMO tece comentários sobre esse evento realizado pela Distrital de LAPA).
ALEXANDRE PRESTO e REZENDE dão-me “carona” até a ARMÊNIA. Enfrentam um  trânsito muito ruim. Chego num horário de “pico” no ponto do ônibus COCAIA. Entro numa terceira fileira e aguardo um bom tempo para fazer a viagem para GUARULHOS.
CAPITÃO CAPARROZ traz nesta noite os diplomas das medalhas que serão entregues em 21 de outubro, na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS de PIRITIUBA. O MAJOR PM ÉDSON levou esses diplomas para sua assinatura na APMBB e, amanhã, irá buscá-los.
DIA 4 DE OUTUBRO DE 2016
Depois das 13 horas, vou para o MUSEU MILITAR. Ali trabalhamos até 15 horas e MARINEI vai me levar até o CLUBE PAULISTANO. Conforme combinamos com ADOLFO BOLIVAR SAVELLI, iremos fazer uma palestra sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, juntamente com PEDRO PAULO PENNA TRINDADE. Ele apresentará dois poemas e eu falarei sobre a EPOPÉIA DE 32, numa parceria que ADOLFO denominou de “A REVOLUÇÃO DE 1932 EM VERSO E PROSA”. Ele está nos aguardando. Leva-nos até o restaurante do CLUBE PAULISTANO e depois nos conduz até a boite, onde acontecerá o evento proposto por ele, exercendo o papel de cerimonialista.
A coordenadora desse encontro é dona TERESINHA TAUMATURGO POLICASTRO que, em data especial, pois está aniversariando, recebe-nos de braços abertos. WILLIAM MASCARENHAS, JOSÉ D´AMICO, ROSÂNGELA, BEATRIZ, também estão presentes pelo MMDC.
Terminada a palestra, vamos, fazendo surpresa, condecorar dona TERESINHA com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.

Por volta das 18 horas, com muito custo, face as pessoas que querem conversar conosco, deixamos o CLUBE PAULISTANO e vamos para a Câmara Municipal de São Paulo.
Na Câmara Municipal de São Paulo, às 19:30 horas, passamos a participar do encontro dos convidados pelo NÚCLEO MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO” na cerimônia de comemoração do 84º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932 com a outorga da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
PAULO FIGUEIREDO FILHO é uma das pessoas principais da lista de autoridades organizada pelo Núcleo.
CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES traz o seu cunhado GENERAL MILTON BAILÃO.
RODRIGO GUTENBERG é o presidente do Núcleo e vai presidir a sessão solene. Constituída a mesa de trabalhos, procede-se a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.  
Núcleo MMDC Norte – “General Euclydes Figueiredo”
Lista de Homenageados  da solenidade que ocorrerá na Câmara Municipal de São Paulo do dia 04 de outubro de 2016
1.      CAP PM LUIZ CLAUDINEI  NUNES  PAULO    
2.      TEN PM JOSE ROBERTO NONATO DE OLIVEIRA 
3.      TEN PM WILLER CINTRA PONTES          
4.      SUB TEN PM ANTONIO LANDEIRA GOMEZ
5.      SR. PAULO FIGUEIREDO FILHO    
6.      SR TIAGO RODRIGUES PEGGAU E SILVA  
7.      SR. PROF. CLOVIS BULCÃO
8.      SGT PM EDUARDO DOS  SANTOS                  
9.      SGT PM EMERSON MAGALHÃES
10.  SGT PM MÁRCIO FERNANDES                  
11.  SGT PM URIAS DE  SOUZA  MOURA 
12.  CB PM ROGERIO LIMA APARECIDO          
13.  CB PM JOSÉ ANTONIO ALVES DA COSTA  
14.  CB PM ANDRÉ  RICARDO  BITENCOURT
15.  CB PM  MARCOS  EDUARDO  DO  LAGO  SOUZA  
16.  CB PM RAFAEL PACIÊNCIA MARQUES  
17.  CB PM RONALDO FERNANDES
18.  CB PM KRISTOFFERSON R. D. CAETANO
19.  SD PM FABIANO BEZERRA DA FONSECA
20.  SD PM JEFFERSON LUIZ PONTE MACIEL
21.  SD PM JOSÉ BEZERRA DA SILVA LEITE      
22.  SD PM PAULO JOSÉ MORLINE JUNIOR
23.  SD PAULO ALBERTO DA SILVA
24.  SD AMAURI LUIZ RECO RINALDI
25.  SD PM SIDNEI VITAL DE SOUZA JUNIOR                  
26.  SR VICTOR LUCAS DE FREITAS
27.  SRA RACHEL MALAVAZZI DOS SANTOS 
28.  SRA ROSÂNGELA H. G. HERBERT DE SOUZA 
29.  SR EDSON JOSÉ GALVÃO NOGUEIRA
30.  SR MACIEL ALVES COUTINHO                  
31.  SR DANIEL MAZZEI SYDOW                
32.  SRA MARIA CLÉCIA BENTO DE OLIVEIRA     
33.  SRA LIGIANNE CID DE PINHO MONTEIRO
34.  SR. ALVARO ANTONIO BENTO DE OLIVEIRA  
Após a entrega da MEDALHA PEDRO DE TOLEDO, vamos condecorar o GENERAL MILTON BAILÃO com a MEDALHA DRÁUSIO. Antes das 22 horas está encerrada a sessão solene. Após a confraternização dos participantes, MARINEI vai me levar até GUARULHOS.

5 DE OUTUBRO DE 2016   :    -QUARTA-FEIRA
SOLENIDADE ALUSIVA AO 84º ANIVERSÁRIO DA CESSAÇÃO DAS HOSTILIDADES DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32, NO Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.
Entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC, por ocasião do 84º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932 outorga a autoridades, nesta manhã, a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
PEDRO MANUEL DE TOLEDO nasceu em SÃO PAULO, em 1860. Sua família possuía enorme tradição política. Seu tio, AFONSO CELSO DE ASSIS FIGUEIREDO, VISCONDE DE OURO PRETO, exerceu importantes cargos no governo de D PEDRO I, tendo chefiado o último Conselho de Ministros do Império em 1889.
Advogado, estudou nas Faculdades de Direito de São Paulo e do Recife, por onde se diplomou em 1884. Era maçom e participou do movimento republicano. Com a proclamação da República em 1889 assumiu interinamente o cargo de chefe de polícia em São Paulo. Ainda nos primeiros anos do novo regime, colaborou no combate à Revolução Federalista, desencadeada no sul do país contra o governo do presidente FLORIANO PEIXOTO, sendo agraciado, por conta disso, com a patente de CORONEL DA GUARDA NACIONAL.
Foi deputado estadual, grão-mestre do Oriente maçônico em São Paulo, Ministro da Agricultura, Ministro de Viação e Obras Públicas.
Exerceu longa carreira diplomática, chefiando embaixadas brasileiras na ITÁLIA, ESPANHA e ARGENTINA. Nesse último país, concedeu tratamento cordial aos exilados que haviam participado das rebeliões tenentistas de 1924.
Em março de 1932, já com a idade avançada de 72 anos, é nomeado INTERVENTOR DE SÃO PAULO, na Ditadura VARGAS. Após certa indecisão, acaba aceitando o convite dos líderes rebeldes para assumir a chefia civil do movimento constitucionalista.
Sem a esperada adesão das forças políticas dominantes nos estados de MINAS GERAIS e RIO GRANDE  DO SUL, o movimento fracassa, após 87 dias de luta. Com a cessação das hostilidades em 2 de outubro de 1932, PEDRO DE TOLEDO foi imediatamente afastado do governo e encarcerado junto a outros líderes constitucionalistas. É exilado em PORTUGAL, só retornando ao BRASIL em julho de 1934, com a promulgação da nova constituição. MORRE no RIO DE JANEIRO em 1935. 
Preparo o texto acima para ser lido logo mais na solenidade; aguardo a chegada do CABO PM WANDER CHALUB e sua esposa MARINEI CHALUB e, por volta das 8 horas, estamos a caminho do IBIRAPUERA. Eles irão recepcionar os proprietários do apartamento onde estão morando:
Já no Obelisco, recepcionamos as autoridades que vão ser condecoradas. Ali encontramos o CORONEL PM MENDES, vários coronéis da PMESP, sendo que o SUBCMT PM, CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO ALVES MESQUITA, representa o Cmt Geral, impossibilitado de comparecer.
São condecorados com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
TRATAMENTO
NOME
FUNÇÃO
 Major-Brigadeiro-do-Ar
Luís Roberto do Carmo Lourenço
Comandante do IV COMAR
Excelentíssimo Dr.
Silvio Hiroshi Oyama
Presidente Tribunal de Justiça Militar de SP
Excelentíssimo Dr.
Mágino Alves Barbosa Filho
Secretário de Estado de Segurança Pública
 Coronel INF
 Amauri Silvestre
Chefe da Seção de Operações do Comando Militar do Sudeste
Coronel EB
 Edmir Rodrigues
Chefe da Seção de Material Bélico do Comando Militar do Sudeste
Coronel Aviador
 Geraldo Corrêa de Lyra Junior
Chefe do Estado Maior do IV COMAR (31/10/2010)
Coronel PM
Luis Henrique Falconi
Superintendente da Caixa Beneficente da Policia Militar do Estado de São Paulo
Doutor
Gilson Cezar Pereira da Silveira
Diretor do DAP - Departamento de Administração e Planejamento da Policia Civil
Coronel PM
Newton Hugolino Michelazzo

Doutor
Waldir Antonio Covino Junior
Delegado de Polícia
Capitão de Fragata
Marcus Vinicius Almeida Silveira
25/dez/11
Capitão de Fragata
André Luiz Couto Cardoso
25/dez/11
Tenente Coronel Médico PM
Sérgio da Silva Martins
Chefe do Centro Médico da Polícia Miltiar do Estado de São Paulo 24/05/2014
Tenente Coronel PM
Geórgia Abílio Públio Mendes
Subchefe do Centro de Comunicação Social da PMESP 25/08/2014
Doutor
Oswaldo D’Asti de Lima
Advogado
Doutor
Sérgio Linares Filho
Perito Criminal
2º Tenente PM
Írio Trindade de Jesus
Associação de Subtenentes e Sargentes
Doutor
Roberto Tarpinian
médico/maçon
Doutor
Caio Augusto Silva dos Santos
Advogado
Doutora
Edna Pedroso de Moraes
Advogada
Doutora
Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos
Advogada
Doutor
Rogério Donizetti Campos de Oliveira
Advogado
Professora
Josione Camargo Correia
Diretora do Colégio da Polícia Militar - Unidade Guarulhos
Subtenente PM
Marco Antônio Zanca
Presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos
Senhor
Rogério Andrighetti Coronado Antunes
Consultor de Investimentos
Senhor
Marcio Renê Rocha
Engenheiro Civil
Senhor
Marcelo Pelegrino de Castro
Especialista em Segurança Pública
Senhor
Antonio Eduardo Negrão

3º Sgt  PM
Rogério Praxedes Marcolino
APMDFESP
Senhor
Irani Fogaça de Almeida
escoteiro/maçom
Senhor
Jabs Amilton Dutra Costa
escoteiro
Senhor
Nacib Aref Saab
Dentista




É um evento digno de elogios. Podemos conversar sobre as mais diversas situações com os participantes da cerimônia alusiva ao 84º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Revolucionário de 1932. Com o PELEGRINO conversamos sobre o Núcleo NON DVCOR, DVCO, que precisa regularizar o posicionamento dos diretores que ainda não se filiaram ao MMDC. Diz o PELEGRINO que será realizada ainda nesta semana uma reunião proposta pelo QUINTINO SIMÕES PINTO. 
Terminado o evento, WANDER e MARINEI deixam-me no centro da cidade, a fim de cortar o cabelo num lugar da ANITA GARIBALDI. Depois, regresso para GUARULHOS. Descanso nesta tarde, mas depois tenho de trabalhar no computador, atualizando minhas memórias.

6 DE OUTUBRO DE 2016    :   -    QUINTA-FEIRA
São 6:30 horas quando MARINEI CHALUB chega em casa. Vamos para o Aeroporto de CUMBICA. Ela deixa o carro no estacionamento do Terminal 1, faz o check in da nossa viagem ao RIO DE JANEIRO (ida e volta) e aguardamos o embarque para o voo 2400 da AZUL, às 7:55 horas.
A viagem de apenas 55 minutos é tranquila. Chegamos no Aeroporto SANTOS DUMONT por volta das 9 horas. Acontece que encontramos um tempo muito ruim no RIO: chuvisca e faz frio. Pegamos um táxi e vamos para a RUA DO LAVRADIO, 38, sede da ASSOCIAÇÃO DOS EX-COMBATENTES DO BRASIL, SEÇÃO DO RIO DE JANEIRO. É um prédio antigo, onde estão objetos, livros, revistas, referentes à 2ª Grande Guerra, desde 1º de outubro de 1945. É uma sociedade civil, de Direito Privado, que congrega ex-combatentes da FEB, FAB, MARINHA DE GUERRA, MARINHA MERCANTE e FORÇA DO EXÉRCITO.  Os membros lutaram com o fim de implementar a paz entre os povos, e sem como seus objetivos primordiais, a defesa intransigente dos princípios democráticos e das liberdades fundamentais estabelecidas na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Ali encontramos o ALFREDO DUARTE, responsável pelo cerimonial do evento que está programado para esta tarde, cujo início está previsto para 13:30 horas. Somos apresentados à dona ALDINA DE FREITAS GOMES, que trabalha nessa Associação há dezessete anos. Diz o ALFREDO que dona ALDINA é a MARINEI dela. Como chegamos muito cedo, vamos conhecer as dependências da Associação. Almoçamos uma comida caseira, feitas por voluntárias que demonstram dedicação aos frequentadores desse local.
Aos poucos vão chegando os associados e convidados e passamos a conhecer os participantes da agremiação.
Com a Casa completamente lotada, inicia-se a solenidade da entrega das Medalhas CASTELLO BRANCO, HERÓIS DE 32, PEDRO DE TOLEDO, JUBILEU DE OURO DA VITÓRIA, PLINIO PITALUGA. ALFREDO DUARTE é o mestre de cerimônias e dona ALDINA ajuda muito no ato das condecorações.
Recebem o COLAR DA VITÓRIA da Sociedade Veteranos de 32-MMDC o CORONEL DOUTOR JÚLIO QUEIROZ e o 1º SARGENTO RODINEY BARBOSA TEIXEIRA. A MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO é entregue para o Professor RAFAEL SAYÃO CILENTO, BRENO ZARRANZ, ALDINA DE FREITAS GOMES, ANTÔNIO DE MACEDO, FRANCISCO CÉSAR MONTEIRO GANDAR.
São condecorados com a MEDALHA HERÓIS DE 32: SYLVIO ERNESTO COCCHIARELLA FILHO, RODINEY BARBOSA TEIXEIRA, JÚLIO LOPES QUEIROZ FILHO, JÚLIO FIDELIS SOARES, MELCHISEDECH AFONSO DE CARVALHO, NELSON MOREIRA BOTELHO, OSCAR MOREIRA DANTAS FILHO, RAFFAELA DEL CORNO e SÉRGIO LOURENÇO CAPELLA.
Sou condecorado pelo Presidente da Academia Brasileira de Farmácia Militar ´ABRAFARM – Acadêmico Doutor JÚLIO LOPES QUEIROZ FILHO – CORONEL Farm E.B. – com a ORDEM DO MÉRITO FARMACÊUTICO MILITAR, no grau COMENDADOR.
Diz o diploma: O Egrégio Superior Conselho atento às exigências Estatutárias e tendo em vista as qualidades morais, intelectuais e por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência e ao engrandecimento da profissão farmacêutica, confere na conformidade dos seus estatutos a ORDEM DO MÉRITO FARMACÊUTICO MILITAR da Academia Brasileira de Farmácia Militar – ABRAFARM – AO CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, no grau de COMENDADOR, pelo qual passa como dignitário a usufruir de todos os privilégios e vantagens decorrentes desta alta investidura que lhe é deferida.
Além dessa honraria, a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, seção do RIO DE JANEIRO confere a mim o TÍTULO DE AMIGO DOS EX-COMBATENTES DO BRASIL, participantes da II GUERRA MUNDIAL nos CAMPOS DE BATALHA DA ITÁLIA, pelo relevantes serviços prestados à causa dos ex-combatentes do Brasil.
Face o horário do voo de regresso a GUARULHOS, vamos deixar a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil por volta das 16:30 horas.
O tempo continua muito ruim. No Aeroporto SANTOS DUMONT, aguardamos o momento do embarque. ALFREDO DUARTE irá também viajar, mas só que seu voo está marcado para quase 19 horas.
O voo 2407 sofre um atraso considerável, uma vez que o Aeroporto Internacional FRANCO MONTORO, em CUMBICA, está impedido para pouso, devido o mau tempo. No interior do avião, sofro caïmbras, devido ficar sentado mais de uma hora. Sou obrigado a caminhar durante alguns minutos. A liberação para a viagem somente vem depois das 19 horas. O avião atravessa zonas de turbulência e sacoleja bastante. Mas tudo isso é superado e chegamos sem outras novidades ao Aeroporto de GUARULHOS. MARINEI deixa-me em casa por volta das 20:30 horas.  

11 DE OUTUBRO DE2 016     :    -    TERÇA-FEIRA
Somente vou sair de casa por volta das 13 horas. Antes, recebera mensagens do 1º TENENTE DENIS, da ESCOLA SUPERIOR DE SARGENTOS, que marca um encontro no MUSEU MILITAR, nesta tarde.
No MUSEU MILITAR, MARINEI está registrando alguns diplomas de medalhas que serão entregues na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, no dia 21 de outubro. O SOLDADO PM HIPÓLITO vem, depois, buscar esses diplomas para dar continuidade ao registro no CONSELHO DE HONRARIAS E MÉRITO. Há algumas modificações, de última hora, quanto ao Secretário de Segurança Pública, MÁGINO, e ao Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Juiz SILVIO HOYAMA HIROSHI. Eles já possuem a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. O SSP receberá o COLAR DA VITÓRIA e o doutor SILVIO será condecorado com a HERÓIS DE 32.
O TENENTE PM DENIS chega por volta das 12:30 horas. A ESSgts quer entregar a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para os alunos sargentos. Ali, está instalado o Núcleo MMDC-CABO BENTINHO. O atual Comandante da ESCOLA SUPERIOR DE SARGENTOS é o CORONEL PM SÉRGIO FELLETO. Ele substituiu o CORONEL PM JOÃO SILVA SOARES CASTILHO. CASTILHO possibilitou a criação do núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e a primeira entrega de honrarias para os alunos sargentos neste ano. O TENENTE DENIS levará as notícias obtidas na reunião de hoje para o CORONEL PM FELLETO.
Quase no horário das 16 horas, o CABO WANDER vem trocar de carro com sua esposa, pois hoje é dia de rodízio do automóvel da MARINEI. Ela vai enfrentar um trânsito congestionado ao me levar para casa.

12 DE OUTUBRO DE 2016
Por volta das 14 horas, estou chegando no MUSEU MILITAR. Encontro MARINEI confeccionando os diplomas da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para 28 de outubro. Também registrou os diplomas das medalhas que serão entregues na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, em PIRITUBA, em 21 de outubro.
MARIANO TAGLIANETTI insiste que eu vá a CURITIBA no próximo dia 25. A Associação Paranaense MMDC-32 e HERÓIS DO CERCO DA LAPA entregará sete medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO nessa data. Acontece que tenho uma série de eventos em SÃO PAULO.
Um trânsito louco vai dificultar a volta para GUARULHOS. MARINEI é boa no volante, mas as vias estão congestionadas.


13 DE OUTUBRO DE 2016
Por volta das 16 horas, chega uma viatura do 36º BPMI (LIMEIRA). Vai me conduzir até aquela cidade, onde, na Secretaria de Educação, comemora-se os 27 anos de criação da Unidade da PMESP. Acontece que choque torrencialmente e o motorista vai enfrentar um congestionamento terrível. Mas chegamos a tempo no local do evento.    
Somos recebidos pelo Comandante do 36º BPMI, TENENTE-CORONEL PM CLÁUDIO ROBERTO SORGE e o SubCmt, MAJOR PM DENILSON NATAL COLOMBO. Encontramos no cerimonial o CORONEL PM GEROMIN VALENTE, irmão do CORONEL PM CLÁUDIO VALENTE (ambos estão na reserva).
São entregues láureas do mérito pessoal do 5º ao 1º grau. Guarnições que realizaram ocorrências de vulto são homenageadas. O 36º BPMI demonstra carinho pelos familiares das praças envolvidas nessas ocorrências, chamando-as para participar desse momento importantíssimo para os policiais militares.
São entregues às seguintes autoridades a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA:
JUIZ JORGE CONTE JÚNIOR
JUIZ LUIZ AUGUSTO BARRICHELLO NETO
PROMOTOR LUIZ ALBERTO SEGALLO BEVILACQUA
PROFESSORA MARIA AMÉLIA NASCIMENTO
EMPRESÁRIO FERNANDO CESAR FIORAVANTE CAPELLO
EMPRESÁRIO ROBERTO MARTINS
CORONEL PM HÉLIO URSO (entrou para as fileiras da FORÇA PÚBLICA em 14 de fevereiro de 1964. Nasceu em 17 de fevereiro de 1944. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1969).
MAJOR PM DENILSON NATAL COLOMBO
2º TENENTE PM LUÍS ANTÔNIO BRENTAGANI
1º SARGENTO PM MARCOS HIPÓLITO DE SOUZA
Encerrando a solenidade, vamos participar de um coquetel. Acontece que já é um pouco tarde. Prefiro retornar para GUARULHOS, visto que o retorno dos motoristas vai acontecer depois das 23 horas e isso é um sacrifício para eles. A volta para casa transcorre de maneira tranquila.

14 DE OUTUBRO DE 2016    :    -   SEXTA-FEIRA
Vamos ter uma sexta-feira intensa. Agora cedo iremos ao 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”, na comemoração do 46º Aniversário da ROTA. O atual Comandante, TENENTE-CORONEL PM FERNANDO ALENCAR MEDEIROS recebe muitos convidados nesta manhã. Ali vamos encontrar comandantes anteriores como é o caso do CORONEL PM JOSÉ ROBERTO MARTINS MARQUES, CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA, CORONEL PM ALBERTO MALFI SARDILLI e outros. Vamos encontrar no quartel o WILLIAM MASCARENHAS, THALES SANCHEZ, ORÍTIA ABREU SERAFIM, ROSÂNGELA HENRIQUES GONÇALVES, SIDNEI LOBO PEDROSO, CORONEL PM EVERARDO, LIA BRITO, TONY BALLAD, ANGELO MADEIRA NETO, CAPITÃO PM ROBERVAL CONTE LOPES (vereador), CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, SANDRA REGINA DE MORAES, RODRIGO GUTENBERG (presidente do MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”), HERNNANNY GUTIERREZ (presidente do MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”), SÉRGIO OLIVEIRA, MARCELO COVATZ, DONALDO ICIBACI, RENATO CIVILE, OLDEMAR LUZ, IVO DE BRITO, MILTON ROBERTO BRAGA, XIMENEZ, JORGE BAPTISTA CRUZ, VICTOR MAZZONI. O Secretário de Segurança Pública, MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar, SYLVIO HIROSHI OYAMA, o CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO AYRES MESQUITA (respondendo pelo Comandante Geral, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI), e outras autoridades vão participar da cerimônia do 46º Aniversário da ROTA.
O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, Vice-Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, não pode comparecer e manda as escusas pela impossibilidade de estar presente. Ele irá operar a outra vista na próxima segunda-feira (a catarata atacou as duas vistas, uma delas operada recentemente).
Sempre que posso, compareço a essa festa da ROTA, cuja população adora e muita gente vem até o ‘TOBIAS DE AGUIAR’ para prestigiar o evento.
ROSÂNGELA, THALES SANCHES, WILLIAM, LIA BRITO, vão tirar muitas fotos da solenidade, bem como fazem pequenos filmetes de todo o desenrolar da cerimônia (entrega de medalhas, desfile da tropa, com destaque para o pelotão dos veteranos, que abre o desfile, sob o comando do Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA, e a famosa saída das viaturas de ROTA, que dá por encerrado o evento).
Na cerimônia, foram condecorados com a MEDALHA VALOR MILITAR cinco policiais em grau prata e 14 em grau bronze. Essa é uma das mais altas condecorações da corporação. Além disso, foram agraciados 59 oficiais e praças com láureas do MÉRITO PESSOAL .  Outros três policiais foram homenageados por terem tido, durante o ano, desempenho operacional considerado excepcional.
O SSP assim se pronunciou: “Trata-se de uma das mais importantes unidades da Polícia Militar, que é sem sombra de dúvidas a melhor tropa de Polícia Militar do BRASIL”. “Estar neste solo sagrado do 1º Batalhão de Choque é um orgulho muito grande para quem exerce o cargo de Secretário de Segurança Pública, pois se a minha tarefa é difícil, eu sei que ela se torna mais fácil graças ao trabalho de cada um de vocês”, finalizou ele em agradecimento à tropa.
Permaneço até mais de meio-dia nesse quartel. Acompanhado do JORGE BAPTISTA CRUZ, vou ao MUSEU MILITAR. Encontro MARINEI trabalhando ativamente, já com vistas aos eventos da semana que vem. Por volta das 14 horas, vamos ao Obelisco do IBIRAPUERA, onde cumprimos o expediente das sextas-feiras. Atendemos os parentes de ANTONINHO MARMO, que agora acionaram o Ministério Público Estadual no caso do furto qualificado da estátua do santo. Há um Inquérito em andamento no 4º Distrito Policial, desde fevereiro, mas que está muito lento.
Mais tarde, MARINEI traz-me de volta ao MUSEU MILITAR. Ali permaneço até 18 horas, quando então vou ao REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA “9 DE JULHO”, para assistir a solenidade do 124º Aniversário de sua criação.

18 DE OUTUBRO DE 2016    :    -   TERÇA-FEIRA.
Há estudos feitos pelo MAGALHÃES, presidente do Núcleo do TRIBUNAL DE CONTAS, no sentido de que também seja aberto um núcleo na Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, cuja sede fica bem próxima do TRIBUNAL DE CONTAS. Marcamos o horário das 11 horas para irmos até a AFPESP, onde o presidente ANTÔNIO CARLOS DUARTE MOREIRA está nos aguardando.
Um pouco antes das 11 horas, estou chegando no TRIBUNAL DE CONTAS. O MAGALHÃES vai me apresentar ao senhor GILMAR BELLUZZO BOLOGNANI. Como associado à AFPESP, GILMAR marcou essa entrevista com o Presidente DUARTE MOREIRA.
É uma conversa proveitosa. Lembramos que a Associação foi criada em 1931, justamente quando tinha acontecido o GOLPE DE 1930, um ano antes da Revolução de 1932. Terminada a Revolução, em 1933, JORGE MANCINI fundou a Associação dos Ex-Combatentes de 1932, ligada à AFPESP, uma vez que era associado desta. Por motivos que não cabem ser discutidos no momento, a Associação dos Ex-Combatentes de 1932 foi extinta e JORGE MANCINI doou todo o seu acervo à AFPESP. Por esse motivo, sugiro que o Núcleo a ser criado junto à AFPESP, passe a se chamar MMDC-JORGE MANCINI. O Presidente DUARTE MOREIRA irá estudar a nossa sugestão.
Almoço no centro da cidade com o senhor GILMAR e MAGALHÃES. Este, já redigiu o DECRETO DA ORDEM DO MÉRITO CONSTITUCIONALISTA e quer minha aprovação.
Passo pelo MUSEU MILITAR. MARINEI recuperou-se do mal estar do final de semana e cuida agora dos nossos próximos eventos. O trabalho dela é intenso, pois também não se descuida da parte financeira, uma vez que agora é ela que cuida pessoalmente da contabilidade do MMDC.
Às 16 horas, numa tarde de temperatura muito alta, MARINEI deixa a Sociedade. Permaneço até 17:30 horas no Museu Militar, pois tenho de comparecer a uma sessão solene na Assembleia Legislativa, quando serão entregues honrarias do núcleo MMDC-LESTE e da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU. No gabinete do Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA, encontro-me com WALTER DE MELO VARGAS, Presidente da ABFIP-ONU. Aguardo a chegada do MAJOR PM NATANAEL, que traz os diplomas das medalhas que serão entregues nesta noite, para minha assinatura.
Com um número beirando 32 condecorações, no auditório PAULO KOBAYASHI, o Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA vai presidir a sessão solene nessa nova modalidade de entrega de medalhas. Ali se encontra o CORONEL PM
O menino THALES SANCHES monta um dispositivo a fim de transmitir ao vivo o transcorrer da sessão solene. Vai gravar cerca de mais de uma hora, deixando registrado tudo o que acontece nesta noite.
São condecorados nesta noite:
Com o COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA:
ALUNO SARGENTO PM KRISTOFFERSON ROBERTO DALMAZZO CAETANO, da Escola Superior de Sargentos;
CABO PM CASSIANO PINHEIRO DA SILVA – 4º BPMM – Presidente do Núcleo MMDC-BAURU;
SOLDADO PM RONAN DE ARIMATÉA SOARES, do BPTran;
SOLDADO PM ULISSES ALBERTO COLAÇÕ, da 3ª Cia do 23º BPMM.
Com a MEDALHA VALOR CONSTITUCIONALISTA – ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL:
2º TENENTE PM DIEGO SANTANA DE SOUZA FÉLIX – 45º BPMM;
1º SARGENTO PM ROBSON CHARLES DE SOUZA – 26º BPMM;
1º SARGENTO PM VALDIR ROBERLEI GARCIA POZZER JÚNIOR – 26º BPMM;
CABO PM RENÊ DE OLIVEIRA JÚNIOR – 23º BPMM;
CABO PM CLEBER BARBOSA FERIAN – 23º BPMM;
GCM – F 1ª CI. SAMIRANEI PEREIRA ALVES ROCHA – GCM;
SOLDADO PM ROBSON CHARLES DE SOUZA JÚNIOR – 49º BPMM;
SOLDADO PM CLAUDEMIR TELES DA FONSECA – PMESP;
SOLDADO PM RODRIGO RODRIGUES DA SILVA – PMESP.
Com a MEDALHA MÉRITO CONSTITUCIONALISTA:
CABO PM ANTÔNIO JOSÉ SCHIBELSKY – 1º BAEP;
CABO PM ADRIANA PAULA DOS SANTOS – PMESP;
CABO PM ROBSON IZIDIO DE OLIVEIRA – 23º BPMM;
SOLDADO PM RODRIGO MOZER BISPO DA SILVA – 3ª CIA DO 23º BPMM;
Com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA:
SOLDADO PM WESLLEY DIEGO CALIXTO DE OLIVEIRA, da PMESP
Com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
ALUNO SARGENTO PM ROGÉRIO GOMES DE OLIVEIRA – ESSgt.
Com a MEDALHA CINQUENTENÁRIO DA ABFIP:
DOUTOR GUILHERME LAZO SOLANO FILHO – DELEGADO DE POLÍCIA;
DOUTOR DOUGLAS ALEXANDRE AZI PREHL JÚNIOR – DIRETOR DE SEGURANÇA DO BANCO SANTANDER;
DOUTOR OSCAR MATSU – INVESTIGADOR DE POLÍCIA;
DOUTOR MAURÍCIO LUDOVICO DOS SANTOS – INVESTIGADOR DE POLÍCIA;
CAPITÃO PM ALEXANDRE AZI PREHL JÚNIOR – PMESP.
Com a MEDALHA AVEPME
CORONEL PM JOÃO SILVA SOARES CASTILHO – DIRETOR CIPM;
TENENTE-CORONEL PM PAULO CÉSAR FREITAS RODRIGUES – PMESP;
MAJOR PM MAURÍCIO DA SILVA INCHAUPE – PMESP.    
A solenidade termina por volta das 21 horas. Ainda conversamos com os presentes e vou deixar a Assembleia Legislativa em companhia do MAJOR PM NATANAEL, SARGENTO PM ROSALIN e CABO PM DÓRIS DANTAS. Eles me deixam na altura da ARMÊNIA. Retorno para casa no ônibus COCAIA.


19 DE OUTUBRO DE 2016    :     -    QUARTA-FEIRA
Nesta manhã, sinto problemas físicos sobre o desgaste de ontem. A cabeça quer fazer grandes coisas, mas o corpo está tendo limitações.
O CAPITÃO PM CAPARROZ, secretário das medalhas da Sociedade, foi procurado ontem, na APMBB, para assinatura dos diplomas da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, que será entregue em JUNDIAÍ, em 21 de outubro, quando será anunciada a criação do 55º Núcleo da Sociedade.
CAPARROZ deixou em casa os diplomas para minha assinatura e o registro hoje no livro correspondente no MMDC.
THALES SANCHES elaborou ontem um filme de mais de uma hora sobre a sessão solene de ontem na Assembleia. Seu trabalho é digno de elogios. E pensar que ele tem apenas 13 anos de idade.

20 DE OUTUBRO DE2016    :    -     QUINTA-FEIRA
Devo estar no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 por volta das 10 horas. A TV CÂMERA marcou comigo uma entrevista para explicar detalhes do Monumento Mausoléu e contar um pouco da EPOPÉIA DE 32.
MARINEI CHALUB chega às 8:30 horas. Vai me levar ao OBELISCO DO IBIRAPUERA, onde chegamos, pontualmente, no horário marcado. A equipe da TV CÂMERA já está presente.
Percorremos toda a cripta do Monumento Mausoléu, contando todos os detalhes da magnífica obra de GALILEU EMENDÁBILI. Através dos columbários e cinerários, onde estão sepultados os restos mortais de 847 participantes do Movimento Constitucionalista de 1932, vamos contando episódios da revolução que foi derrotada em armas, mas que venceu nos ideais de reconstitucionalização do país. Essa entrevista vai nos levar até meio-dia.
Saindo do OBELISCO, vamos para o MUSEU MILITAR. MARINEI tem muito trabalho a fazer, ainda com relação aos eventos de amanhã, quando teremos uma solenidade em PIRITUBA, na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, às 10 horas. Depois, às 19 horas, deveremos estar em JUNDIAÍ, na criação do 55º NÚCLEO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
Acontece que às 17 horas devo estar no prédio da JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO, na Avenida CÁSPER LÍBERO. Ali está localizada a 2ª CIRCUNSCRIÇÃO JUDICIÁRIA MILITAR, cuja sede foi revitalizada em 22 de janeiro de 2009. Está se despedindo da vida ativa a JUÍZA ELEONORA SALLES CAMPOS BORGES e ela receberá a GRÃ-CRUZ “HERÓIS DO FOGO”, bem como a GRÃ-CRUZ “HERÓIS DE 32” e a MEDALHA PRINCIPE DOS POETAS “PAULO BOMFIM”.
O cerimonialista do evento é o JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA, Presidente da Associação CIDADE DE SÃO PAULO. O SARGENTO TARCÍSIO, como sempre, trabalha ativamente na organização das condecorações.
No terceiro andar, aguardo a chegada dos convidados. Acontece que pretendia tirar uma foto de uma placa alusiva à 2ª Circunscrição Judiciária Militar e, ao procurar o celular, sinto a sua falta. Penso ter deixado o celular no carro da MARINEI. Faço um contato com ela, através do celular do SARGENTO TARCÍSIO. Diz a MARINEI que o meu celular ficou no MUSEU MILITAR.
Condecoramos a JUIZA ELEONORA SALLES CAMPOS BORGES e assistimos esse evento de sua despedida da vida ativa. Mas não posso ficar muito tempo na JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO, pois tenho de participar de um outro evento nesta noite. Assim é que, por volta das 19 horas, saio do prédio e me encaminho para a estação LUZ do metrô. Desço na ARMÊNIA e a pé faço o trajeto até a ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS.
Sou recepcionado pelo Presidente SUBTENENTE MARCO ANTÔNIO ZANCA e outros membros da Diretoria. Logo chega o SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA, MÁGINO. Ele vem antes do início da solenidade do 83º Aniversário da Associação, pois tem outro compromisso e não ficará para a cerimônia. Percorre o SSP as dependências da Associação, acompanhado pelo Presidente e seus diretores.
DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM CAMILO; DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM TELHADA; COMANDANTE GERAL DA PMESP, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI; SUB-COMANDANTE GERAL, CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA; CHEFE DA CASA MILITAR, CORONEL PM JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA; CHEFE DE GABINETE DO CMT GERAL, CORONEL PM IEROS ARADZENKA; SUPERITENDENTE DA CAIXA BENEFICENTE, CORONEL PM LUÍS HENRIQUE FALCONI; PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA PMESP, CORONEL PM SALVADOR PETTINATO; LUIZ PEREIRA; CABO PM WILSON; SILVANA DOMINGUES são alguns dos convidados desta noite.
Constituída a Mesa de Trabalhos, o Presidente da Associação dos Subtememtes e Sargentos abre o evento. Há vários discursos após o canto do Hino Nacional. São entregues medalhões alusivos aos 83 anos do Aniversário da Entidade.
Por volta das 22 horas, deixo esse local, um pouco antes do encerramento da solenidade. Retorno de ônibus para GUARULHOS. Muito cansado, deito logo que chego em casa.  


21 DE OUTUBRO DE 2016     :      -     SEXTA-FEIRA
Às 8 horas, MARINEI CHALUB chega em casa, a fim de irmos a PIRITUBA. A ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS comemorará o 84º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32.
Somos recepcionados pelo Comandante da ESSds, CORONEL PM ANTÔNIO RICARDO GOMES e SUBCMT, TENENTE-CORONEL PM RUTH SATSUKI KIRYU.. O DIRETOR DE ENSINO E CULTURA, CORONEL PM REYNALDO SIMÓES ROSSI, vem prestigiar o evento da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, Unidade de Ensino subordinada à DEC. Já se encontra presente a mais alta autoridade que presidirá a solenidade, o Presidente do Tribunal de Justiça Militar, JUIZ SÍLVIO HIROSHI OYAMA. Da Sociedade Veteranos de 32-MMDC: WILLIAM MASCARENHAS, THALES SHANCHES (apenas 13 anos de idade. Propõe-se a filmar ao vivo toda a solenidade). Tenho a grata surpresa da presença do CORONEL PM CARLOS FUGA. Ele comparece a esse evento a fim de condecorar o seu sobrinho, indicado para receber uma das medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Esse rapaz é filho do CORONEL PM ROMUALDO FUGA, já falecido. MAURÍCIO KIRILOS e sua noiva comparecem para o evento também.
Conversamos com muita gente que se acha presente na sala do café. O SARGENTO TARCÍSIO faz o meio de campo com relação à GRÃ-CRUZ HERÓIS DE 32. Apenas receberá essa honraria o Juiz SÍLVIO HIROSHI OYAMA.
Após o HINO NACIONAL BRASILEIRO, dá-se início à tradicional teatralização do episódio de 23 de maio, comício na PRAÇA DA REPÚBLICA, onde resultam mortos MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO, além de ALVARENGA, ferido no comício e que vai morrer em 12 de agosto de 1932.
A tropa é comandada pelo MAJOR PM ÉDSON GONÇALVES.
O 1º TENENTE PM COSTA RAMOS comanda o PELOTÃO CONSTITUCIONALISTA.
Essa encenação é muito aplaudida. JOSÉ JANTALIA vai declamar OS JOVENS DE 32, de PAULO BOMFIM. Esse era o poema adorado pelo CAPITÃO GINO STRUFFALDI, que a declamou neste mesmo pátio durante o seu período de presidente da Sociedade. 
Em seguida, vamos condecorar com as Medalhas da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC as pessoas indicadas pelo Comandante da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS: 
O Presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR, JUIZ SÍLVIO HIROSHI OYAMA é o presidente da cerimônia e vai receber a GRÃ-CRUZ HERÓIS DE 32, do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”, cujo presidente é o MAJOR COSTA E SILVA, do Exército.
Recebem a MEDALHA MMDC:
CORONEL PM EDUARDO RODRIGUES ROCHA
TENENTE-CORONEL PM RUTH SATSUKI KIRYU
CAPITÃO PM OSVALDO JOSÉ DA SILVA JÚNIOR
SUBTENENTE PM ELIANDRO ALBUQUERQUE DE NEGREIROS
CABO PM MÁRIO RAMON BEZERRA
CABO PM JÚLIO CÉSAR PINTO FERNANDES DE AZEVEDO
SOLDADO PM MARIA DO SOCORRO CRISTINA LIMA FERRO
SENHOR WÁGNER SILVA
SENHOR PAULO DE ALMEIDA NOBRE – PRESIDENTE DO PALMEIRAS
SENHORA SOLANGE MARIA CERQUEIRA DE SOUZA MENZEL.
Recebem a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA
CORONEL Médico SÉRGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI
CORONEL PM NELSON GUILHARDUCCI
CAPITÃO PM JOSÉ AUGUSTO ROSA
TENENTE PM RICARDO JOSÉ MURAMOTO
TENENTE PM CARLA PÓLITO DE ALMEIDA SEGUCHI
SARGENTO PM IGLAIR ALVES COUTO JÚNIOR
CABO PM VALTER DE OLIVEIRA GALVÃO
CABO PM ADRIANA ALVES GOMES
DOUTOR WANDERLEY ANTÔNIO DA SILVA
SENHOR RODRIGO PANEGHINE.
Recebem a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO
CORONEL PM SÉRGIO FELLETO
CORONEL PM CÁSSIO ROBERTO ARMANI
MAJOR PM CLÁUDIO ROGÉRIO ULHÔA CINTRA
MAJOR PM MARCOS ANTÔNIO MENEZES
TENENTE PM FERNANDO ANTÔNIO DE MOURA
TENENTE PM EDUARDO BRANDÃO ELKHOURY
TENENTE PM DIRCEU CARDOSO GONÇALVES
SUBTENENTE PM SIDNEI NICANOR DA SILVA.

Já passam das 13 horas quando termina a solenidade. Como temos o compromisso em JUNDIAÍ, deixamos PIRITUBA. MARINEI dá “carona” para o WILLIAM MASCARENHAS e THALES SANCHES. Este, contraria sua mãe, e quer ir a qualquer custo para JUNDIAI, a fim de assistir a criação do 55º Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Almoçamos na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo e vamos para JUNDIAÍ.
No TEATRO DO SESC da cidade, local maravilhoso para o desenvolvimento da solenidade, encontramos todos os comandantes das Unidades da PMESP sediadas em JUNDIAÍ. O CORONEL PM MARCELO NAGY, Comandante do COMANDO DO POLICIAMENTO DO INTERIOR-2 (CAMPINAS) preside o evento. Também estão presentes o CORONEL PM ÉRICO HAMMERSCHMIDT JÚNIOR, Comandante do POLICIAMENTO DI INTERIOR-9 (PIRACICABA); CORONEL MESSIAS SIQUEIRA MENDES BARBOSA, do Exército Brasileiro; CORONEL PM JOVAIR RODRIGUES DA SILVA, que também comandou o 11º BPMI (JUNDIAÍ). O atual comandante do 11º BPMI, TENENTE-CORONEL PM SOUZA NETO é nomeado pelo Presidente do MMDC como Presidente do Núcleo que está sendo criado hoje.  
A solenidade tem como ponto principal a criação do 55º NÚCLEO DA SOCIEDADE- NÚCLEO MMDC-JUNDIAHI “HERÓIS DO TREM BLINDADO”, ato solene que acontece logo após o canto do HINO NACIONAL.
Na sequência, os estandartes do 11º BPMI, 49º BPMI, 4º BATALHÃO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO, 19º GRUPAMENTO DE INCÊNDIO e 1º BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL são condecorados.
É entregue a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
INDICADOS PARA OUTORGA DA MEDALHA PEDRO DE TOLEDO - 2016

NOME
POSTO/GRAD/PROFISSÃO
1
JOVAIR RODRIGUES DA SILVA
Coronel de Polícia Militar
2
MESSIAS SIQUEIRA MENDES BARBOSA
Coronel do Exército Brasileiro
3
SAMUEL BARBAN RUIZ
1º Tenente de Polícia Militar
4
ALEXANDRE MACHADO MOREIRA
Subtenente de Polícia Militar
5
NICOLAS PEREIRA
Cabo de Polícia Militar
6
EDSON PONDIAN
Cabo de Polícia Militar
7
BRUNA CARRAFA BESSA LEVIS
MM. JUÍZA DE DIREITO
8
FRANCISCO ROBERTO BORGES SANTOS
Capitão de Polícia Militar
9
HELIO FERNANDO NOGUEIRA SEGURA
1º Tenente de Polícia Militar
10
ANTONIO ACIR CAMARGO
1º Sargento de Polícia Militar
11
VAGNER DE JESUS GUEDES
Cabo de Polícia Militar
12
MARCIO ANTONIO ROBERTO DE DEUS
Soldado de Polícia Militar
13
TATIANE CRISTINA GARCIA KELLER

14
BENEDITO NETTO

15
HUGO MAEDA YANASE
Capitão de Polícia Militar
16
JOSÉ FERNANDO CERRI JUNIOR
1º Tenente de Polícia Militar
17
NATANAEL LINO DA SILVA
2º Sargento de Polícia Militar
18
DIELISON GERALDO SALVADOR
Cabo de Polícia Militar
19
CARLOS EDUARDO DE FREITAS MAIA
Cabo de Polícia Militar
20
EDUARDO LUIZ TAVARES
Major de Polícia Militar
21
OSWALDO JULIÃO JUNIOR
Capitão de Polícia Militar
22
JOSÉ VITOR GOMES GUERRA
Capitão de Polícia Militar
23
CLAUDIO ZAGO JUNIOR
Subtenente de Polícia Militar
24
EDUARDO DONIZETE PINTO
1º Sargento de Polícia Militar
25
UESLER ANTUNES DOS ANJOS
Soldado de Polícia Militar
26
RENATO ALMEIDA LOPES

27
PAULO JOSÉ CARDOSO DA SILVA PINTO

28
ALBERTO TIAGO CARVALHO VERONA
1º Tenente de Polícia Militar
29
WILLIANS AMATTUZZI
Cabo de Polícia Militar
30
MARCIO ANGELO
Cabo de Polícia Militar
31
MAURICIO GARIBE
MM. JUIZ DE DIREITO
32
ANA CRISTINA LAZZATI

33
WILLIANS GOMES MOTA

34
REGES DONATTI FILHO

35
11º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO INTERIOR

36
49º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO INTERIOR

37
4º BATALHÃO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO

38
19º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

39
1º BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL

A ORQUESTRA SINFÔNICA DO CORPO MUSICAL, regida pelo MAJOR PM NASCIMENTO, vai coroar com chave de ouro essa noite maravilhosa. Abre a apresentação com GILBRALTAR. Depois apresenta um pou-purri chamado FANTASIA BRASILEIRA. Segue-se uma sequência de MÚSICAS ROMÂNTICAS e para terminar MÚSICAS DOS BEST-SELLER dos melhores filmes. É algo que dificilmente será esquecido.
Vamos deixar JUNDIAÍ deslumbrados. MARINEI tem cuidado com o THALES SANCHES e o leva à casa de seu pai, no IPIRANGA. Deixa, depois, o WILLIAM MASCARENHAS em sua residência e, já de madrugada, leva-me para GUARULHOS. Demonstra dedicação pelos participantes da Sociedade que também oferecem seus préstimos à causa constitucionalista.

24 DE OUTUBRO DE 2016
Vamos passar pelo MUSEU MILITAR nesta manhã. Encontro MARINEI trabalhando da relação daqueles que irão ser condecorados no dia 28 de outubro. Ela me dá uma notícia bastante desagradável. No dia em que sumiu o meu celular, também furtaram na mesa dela dois vales-refeição. Isso é uma baixaria que não tem tamanho. Alguém entrou na sala da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e furtou o meu celular e dois vales-refeição que a MARINEI havia comprado para ela e seu filho GABRIEL. Não dá para acreditar numa coisa dessas.
Outro assunto que me deixa aborrecido é a procura do CABO PM FÉLIX, do Regimento de Polícia Montada, que quer indicar seis PMs para serem condecorados amanhã. Fala de uma “cota” que lhe foi fornecida pelo MAJOR PM NATANAEL, mas a medalha é a CONSTITUCIONALISTA. Isso não é o correto. MARINEI aconselhou o CABO PM FÉLIX a me procurar hoje à tarde.
Almoço com alguns oficiais na AOMESP, na RUA TABATINGUERA. Por volta das 14:30 horas vou para a Associação Comercial. Há hoje reunião do Conselho Cívico e Cultural. Lá encontro o CABO PM FÉLIX. Traz os diplomas da Medalha Constitucionalista para minha assinatura: 1º TENENTE PM ROMEL IGOR LUÍS OMAC DA COSTA CHAPARRO, 1º SARGENTO PM MANOEL CLODOALDO DE FIGUEIREDO, 2º SARGENTO PM ALESSANDRO MARTINS DA SILVA, CABO PM RAFAEL DIEGO BARBOSA, CABO PM RODRIGO ALVES DE MOURA, SOLDADO PM ROMIRO SAMUEL RIBEIRO.
Nenhum deles é associado do MMDC, nem o próprio CABO PM FÉLIX. Este, promete que fará todo o empenho em arrumar associados para a instituição. Dou a ele um voto de crédito. Essas pessoas irão ser condecoradas amanhã, em sessão solene marcada para a Assembleia Legislativa.
Comparecem para a reunião desta tarde o GENERAL FAYAD, acompanhado do CID DIVISATE e PROF EDUARDO, todos da SASDE (ligada ao Comando Militar do Sudeste). A ideia é a criação de um Projeto Educacional, da SASDE em parceria com a Associação Comercial. O coordenador ADOLFO leva essa situação ao conhecimento dos conselheiros: GIANNOCCARO, VALDIR ABDALLAH, ELOY, MIRIAM, HELIODORO, BEATRIZ, VILMA, JÁCOMO e ALEXANDRE PRESTO. Além desse projeto, vamos discutir a maneira como iremos comemorar o DIA DA BANDEIRA, em 19 de novembro. Outro assunto que está na pauta de hoje é a POESIA CÍVICA marcada para 8 de dezembro, no MUBE.
Todos falam sobre o projeto da SASDE e a reunião vai até às 17 horas.
Retorno para casa, com certa dificuldade, face o horário e o congestionamento de pessoas nas estações do metrô.
Sem os recursos do whatts app, MARINEI mantém contato comigo através do email. Comunica que o TENENTE PM FARINA lhe avisou que não haverá entrega de medalhas do MMDC no aniversário do 14º BPMM, marcado para amanhã, às 10 horas. Com essa notícia, não precisarei me deslocar amanhã para OSASCO.

25 DE OUTUBRO DE 2016
Em CURITIBA, a Sociedade Paranaense MMDC-32 e HERÓIS DO CERCO DA LAPA fará entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para:
DESEMBARGADOR PAULO ROBERTO HAPNER
GENERAL-DE-BRIGADA JOSÉ CHUQUER RODRIGUES
PROFESSOR DOUTOR WALDEMIRO GREMSKI
DOUTOR AMADEU LUIZ DE MIO GEARA
PROFESSOR ERNANI COSTA STRAUBE
HISTORIADOR ALEXANDRE MATIAS GARDOLINSKI

Face compromissos em SÃO PAULO, não fui até CURITIBA, como queria o MARIANO TAGLIANETTI, mas sei que tudo transcorrerá tranquilamente na Associação ali criada.
Saio de casa depois das 13 horas. Vou diretamente para o MUSEU MILITAR. Encontro MARINEI trabalhando ativamente em torno dos nossos compromissos ainda em outubro. Ela sai por volta das 16 horas. Fico no MUSEU até 18 horas. Enfrentando chuvisqueiro, vou para o IBIRAPUERA.
Temos nesta noite uma sessão solene no Auditório PAULO KOBAYASHI, na Assembleia Legislativa.
Ficamos sabendo que o DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA encontra-se internado no Hospital SAMARITANO, com forte crise renal (pedras nos rins).
Encontramos no Auditório PAULO KOBAYASHI o THALES SANCHES. Ele pretende gravar ao vivo todo o transcorrer da solenidade. CAMILA GIUDICE, LUCIANA GUERRA. CORONEL PM JOSÉ PAULO MARCOLINO ROSA (da equipe do CORONEL PM TELHADA) estão a postos para que a sessão solene transcorra da melhor maneira possível. MAJOR PM NATANAEL, SARGENTO PM ROSALIN e CABO PM DÓRIS DANTAS são do Núcleo MMDC-LESTE e aprontam as condecorações que serão entregues logo mais. Também estão presentes: SARGENTO TARCÍSIO, MARCELO KOVATS.
Vão chegando os indicados para as outorgas desta noite, capitaneados pelo CORONEL PM  JOSELITO SARMENTO DE OLIVEIRA JÚNIOR, atual comandante do CPA/M-4 (ZONA LESTE). Lembramos que também comandei essa área de dezembro de 1989 a dezembro de 1990.
Constituída a Mesa de Trabalhos, abrimos os trabalhos desta noite anunciando a campanha dos 600 associados policiais militares, a fim de que possamos solicitar o desconto em folha, facilitando a vida contábil da Sociedade. Cantamos o HINO NACIONAL e vamos então proceder a entrega das medalhas, conforme lista preparada pelo MAJOR PM NATANAEL. Ele é o cerimonialista desta noite, auxiliado pela 2º SARGENTO PM ROSALIN.
SÃO CONDECORADOS COM MEDALHAS DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC E SEUS NÚCLEOS AS PESSOAS RELACIONADAS PARA 25 DE OUTUBRO DE 2016, EM SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, PROPOSTA PELO DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA.


“Pro Sacto Paulo Fiant Eximia”! - “Por São Paulo, Faç
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”
Evento do Dia 25 de outubro de 2016– 19:30h
Local: ALESP – Ass. Legisl. SP – Auditório Fco Montoro
Av. Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera / SP
Solenidade Alusiva à Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública, e, Comemoração ao“Ano do84º Aniversário
da  Juventude Constitucionalista”
Site:www.mmdcleste.com.br  -E-Mail:mmdcleste@uol.com.br





Núcleo MMDC Leste da SOCIEDADEEDE VETERANOS DE VETERANOS de 32-MMDC
Colar Cruz Honra Constitucionalista
Cel PM Joselito Sarmento de Oliveira Junior
Cel PM José Paulo Marcolino Rosa
1° Sgt PM Robson Luis Fogaça
Mérito Constitucionalista
1º Sgt PM Agnaldo Pereira Nascimento
1º Sgt PM Adenilton Mendes da Silva
3º Sgt PM Fluvio Alcântara
   Cb PM Rubens de Souza Dias
   Cb PM Eriton Marcelo de Oliveira
   Cb PM Douglas Santos da Silva
   Cb PM Rafael Macedo Feitoza
   Sd PM Phillipe Quintela de Souza
   Sd PM Leonardo de Moraes Werdine
   Sd PM Andrea Wojciuk Moreira
   Cb PM Reginelson Melo dos Santos
   Sd PM Allan César da Silva Souza
   2° Ten PM Carlos Eduardo Campanhola
   Sd PM Anderson Felix da Silva
   Cb PM Diogo Rufino Franco da Silva
   1° Ten PM Alex Ribeiro Paulini
   Cb PM Jorge Barbosa Lapa
   Sd PM Alan Akio Kuroda
Esplendor de São Miguel
Sra. Dra. Juliana Cristóvão de Souza
3° Sgt PM Mara Rodrigues da Silva Vernabel
Cb PM Alexandre Macedo dos Santos
Cb PM André Luiz Lavgne de Carvalho
Sd PM Leandro Soares de Souza
Sd PM Magno Eduardo Rodrigues Leite
Al Sgt PM Rubens Gomes da Silva Júnior
Sd PM Alan Akio Kuroda
Cb PM Robson Izidio de Oliveira
3º Sgt PM Claudivan Daniel Zampieri de Souza
MMDC
3º Sgt PM Laércio da Silva Gonçalves
Sd PM Walden Profeta Silva
Sd   PM Guilherme Antonio Domingues Menegatti
Sd PM Henrique de Pádua Pereira
Sd PM Edson Teixeira de Marchi
1º Ten PM Orlando Caires Alexandria
2º Sgt PM Anderson da Silva Gimenes
Constitucionalista
1º Ten PM Danilo Antonio Alves Gusmatti
1º Sgt PM Rogisnaldo Cegatte
2º Sgt  PM Ivan Ribeiro Miranda Santos
2º Sgt PM Alexandre Ferreira da Silva
2º Sgt PM Kleber Farias de Oliveira
3º Sgt PM Fábio Adriano Delmilio
Cb PM Rafael Franchim Madeira
Cb PM Edmar Luiz da Silva Marte
Sd PM Denis Bispo dos Santos
Sd PM Douglas Barbosa
Governador Pedro de Toledo
Cap PM Marcelo das Graças de Souza
DOUTOR JOSÉ FRANCISCO FERRAZ LUZ, nosso associado, presenteia-me com a ANTOLOGIA HISTÓRICA COMEMORATIVA DO PRIMEIRO CENTENÁRIO DO FORTE DE COPACABANA. Diz ele: “Meu caro amigo Cel VENTURA. Batalhador na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, ofereço esta histórica antologia, com a minha contribuição às páginas 196 e seguintes, contando em versos a nossa histórica Revolução Constitucionalista de 1932 aos fluminenses em particular e aos brasileiros em geral, numa ousadia àqueles que foram causadores nos tempos da Capital Federal. Prestando-lhe continência. J. FRANCISCO F. LUZ.
São 21:30 horas quando encerramos o evento. Ainda tiramos várias fotos e conversamos com muita gente antes de deixar a Assembléia. Com a equipe do MAJOR PM NATANAEL, vou até a ARMÊNIA, onde embarco para GUARULHOS.


27 DE OUTUBRO DE 2016
Na tarde, embora tudo esteja difícil quanto ao trânsito, FERNANDO MORENO vem me buscar para irmos para ATIBAIA. Ele escolhe um caminho mais fácil para a locomoção e vai atingir a FERNÃO DIAS através do bairro de JAÇANÃ.
No RESIDENCE HOTEL encontramos o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES; CORONEL PM FRANCISCO CIPRIANO e sua esposa dona NAIR; MILTON BASILE, RODRIGO GUTENBERG (PRESIDENTE DO NÚCLEO MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”, THALES SANCHES, o presidente do Núcleo MMDC-ATIBAIA  “SOLDADO BENTO SOARES”, os indicados para receberem a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO e seus familiares. O DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA e sua equipe comparece para abrilhantar o evento. 

Recebem a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
TENENTE-CORONEL PM EVERTON RUBENS RODRIGUES DA CUNHA
CAPITÃO-DE-FRAGATA MÁRCIO BORGES FERREIRA
MAJOR PM CARLOS ROBERTO RODRIGUES
JOÃO HENRIQUE FESTA BASILE
PROFESSOR RODRIGO LIMA GUTENBERG
VETERANO (IN MEMORIAM) LUIZ D´ARIENZO NETTO
SENHOR FRANCISCO MILLAN TORRES FILHO
SENHORA BRANCA LOPES KIRCHNER PINA
1º TENENTE PM THIAGO BLANCO FERNANDEZ MINNERMANN
1º TENENTE PM FERNANDO DE MEDEIROS VASCONCELOS
ALUNO OFICIAL PM WÁGNER DOS SANTOS
SUB-TENENTE PM MARCELO DONIZETE PINGE
1º SARGENTO PM ROBSON SCAVACINI DE OLIVEIRA
1º SARGENTO PM ALEXANDRE SILVA E LIMA
CABO PM CAMILA DE GODOY LUIZ
CABO PM VALTENCIR LUGLI
CABO PM RODOLFO MICHEL
CABO PM RICARDO FERNANDES BUENO
CABO PM EMERSON DOS SANTOS
CABO PM JAMES TOMAZ
CABO PM ANDRÉ ELIAS DE CARVALHO
CABO PM ANDRÉ LUÍS GONÇALVES DE SOUZA
SOLDADO PM RAFAEL ALEXANDRE GOMES
SOLDADO PM RICARDO NATANIEL DA SILVA LEME
SOLDADO PM VIVIANE APARECIDA PORFÍRIO DA SILVEIRA
SOLDADO PM WASHINGTON FELIPE DE LIMA LOPES
GCM GLÁUCIO APARECIDO LOURENÇO CARDOSO
GCM IRACEMA LETÍCIA PINTO
GCM MÁRCIO HADIME IRYE
GCM MARCOS ANTONIO PINTO DE MORAES
SOLDADO PM ANDERSON ROCHA DE MARSELHA
SOLDADO PM DENIS RICARDO DO NASCIMENTO
Terminada a entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, o presidente do NÚCLEO MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”, vai fazer surpresa a alguns membros da Sociedade, entregando uma MENÇÃO HONROSA.
O NÚCLEO ATIBAIA, por intermédio de sua diretoria confere ao Ilustríssimo Senhor CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, a MENÇÃO HONROSA em reconhecimento pelo empenho, dedicação e respeito ao MMDC e ao culto da epopeia cívica e patriótica da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. ATIBAIA, 27 DE OUTUBRO DE 2016.
A menção honrosa  está assinada pelo Presidente do Conselho Deliberativo, HERNANNY GUTIERRES DE SOUZA e pela VIVIANE CRISTINA SANTANA, CAPITÃO PM e Presidente Executiva.
Por volta das 21:30 horas, deixamos ATIBAIA. O retorno para GUARULHOS é tranquilo. FERNANDO MORENO deixa-me em casa.

28 DE OUTUBRO DE 2016    :     -     SEXTA-FEIRA
MARINEI CHALUB vem me buscar por volta das 13 horas. Vamos para o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista para mais uma entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para nossos associados. As vias de acesso ao IBIRAPUERA estão carregadas de veículos, mas nada que impeça que cheguemos tarde ao OBELISCO. Pelo contrário, poucas pessoas estão presentes. Mas, aos poucos, a cripta do Monumento Mausoléu vai ficando repleta de associados e seus familiares. Além dos agraciados e seus convidados, vamos encontrar com: ROSÂNGELA HENRIQUE GONÇALVES e ORÍTIA ABREU SERAFIM, que irão tirar dezenas de fotos do evento; MARIA LÚCIA CAMARGO, MILTON BASILE, FERNANDO MORENO, KÁTIA MEDAGLIA, DARLINGTON LUIDGE, MARCELO KOVATZ, JOSÉ GENTÁLIA, ANGELO MADEIRA NETO,
A CABO PM DÉBORA, do CORPO MUSICAL, mais uma vez compareça para exercer o papel de cerimonialista. Isso ela faz muito bem feito. Torna-se a eleita para narrar as nossas cerimônias. A DEC ajuda muito com o envio dos integrantes da camerata do CORPO MUSICAL, oficial para conduzir a Bandeira Nacional e o som.
Dividimos os indicados para a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO em quatro grupos. Logo após a execução do HINO NACIONAL e as palavras do Presidente, eles são chamados.
CAPITÃO PM LAÉRCIO HENRIQUE JUSTINO DE OLIVEIRA
CAPITÃO PM EMERSON SOBRAL
CAPITÃO PM WLADER EDUARDO SANTOS
CAPITÃO PM LUCIANA GREANIN ROSTELLO
MARTA LILIA PORTA CAMPOAMOR REGAIRÁS
PROFESSOR MARCO ANTONIO LOPES DA SILVA
DR. MARIO POGGIO JUNIOR
DRA MARIA CECILIA CALTABIANO PRADO
TENCEL PM RICARDO VIEIRA PEIXOTO
1º TENENTE DENTISTA PM ALBERTO ZIMBRES
1º TENENTE RAUL PETRILLI LEME DE CAMPOS
1º TENENTE PM PEDRO BELMIRO MENDES FILHO
DRA MARIA CECILIA CALTABIANO PRADO
SR. MILTON DA SILVA ALVES
SR. ALFREDO DUARTE DOS SANTOS
SRA. ELZA D’AMBROSIO BUSATO
MAJOR PM SERGIO FERREIRA BISTERSO
1º TENENTE MARCELO KAZUHIRO SATO
1º SARGENTO PM HÉLIO ALVEZ RODRIGUEZ
2º SARGENTO PM CARLOS ALBERTO DA COSTA
2º SARGENTO PM VAGNER DA SILVA
SR. ÂNGELO MADEIRA NETO
SR. JOSÉ JANTÁLIA
SR. EDUARDO NEGRÃO
MAJOR BA JOSÉ LUIS DA SILVA
INSPETOR DE AGRUPAMENTO GCM WILSON APARECIDO PRATTES
INSPETORA DE DIVISÃO GCM KATIA CILENE MEDAGLIA
AL SARGENTO PM MARCO AURELIO SILVA
CB PM DANIEL FERNANDO CORREA SANT’ANA
SOLDADO PM DARLINGTON LUIDGE DA SILVA
SOLDADO PM MACOOT DA SILVA RIBAS
SOLDADO PM TAMIRES GREANIN ROSTELLO
DR. EDMO LUIZ PEREIRA DA COSTA
O TENENTE-CORONEL PM RICARDO VIEIRA PEIXOTO fala em nome dos agraciados. JOSÉ FRANCISCO FERRAZ LUZ discursa sobre a Bandeira de SÃO PAULO, explicando as suas origens. JOSÉ GENTÁLIA declama “OS JOVENS DE 32”. O CANTO DO HINO DA POLÍCIA MILITAR encerra a solenidade.
Ainda conversamos com muita gente, além das inúmeras fotos tiradas. MARINEI vai me reconduzir até em casa. Por causa de ser sexta-feira, o trânsito está muito difícil. Face o trabalho cansativo que a MARINEI desempenhou neste mês, com dezenas de eventos e viagens, resolvo lhe dar uma folga até o dia 3 de novembro (face o feriado de 2 de novembro cair na quarta-feira).


Nenhum comentário: