quinta-feira, 17 de novembro de 2016

15 DE NOVEMBRO DE 2016 - TERÇA-FEIRA

DIA      QUINZE      DE       NOVEMBRO      DE      2 016      -      TERÇA-FEIRA  .
79 anos, 10 meses e 19 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
130º DIA DO ANO 67º
58 anos e 162 dias na PMESP
57 anos e 274 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 934 dias – 499 292 horas.
53 anos e 67 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTES A OFICIAL
28 anos e 246 dias no Posto de Coronel – 344 meses e 4 dias.
5 anos e 131 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 007 dias como CORONEL - 24 anos e 337 dias na reserva.
11 091-663 240                       11 007-257 716                                10 732 251 292.

DIA DO ESPORTE AMADOR


DIA DE SANTO ALBERTO MAGNO. Nasceu na ALEMANHA por volta de 1206. Ingressou na Ordem Dominicana e foi para COLÔNIA. Foi um dos maiores sábios de todos os tempos. Não apenas dominava a Filosofia e a Teologia, mas estendia seu saber às ciências naturais. Foi físico e químico, estudou astronomia, meteorologia, mineralogia, zoologia, botânica e escreveu vários livros. Nomeado bispo de REGENSBURG, mostrou-se pastor zeloso e exemplar, mas logo que pôde pediu e obteve dispensa das funções episcopais. Trabalhou muito pela restauração da paz entre grupos e nações. Era conhecido como DOUTOR UNIVERSAL DA IGREJA. Morreu em 1280.

“Senhor, esta noite, o 1º e o 9º Regimentos de Cavalaria e o 2º Batalhão de Artilharia, a pretexto de que iam ser atacados pela Guarda Negra, e de ter sido preso o marechal DEODORO, armaram-se e mandaram prevenir o chefe do Quartel General de que viriam desagravar aquele marechal. O governo toma as providências necessárias para conter os insubordinados, e fazer respeitar a lei. Acho-me no Arsenal de Marinha com meus colegas da Justiça e da Marinha (OURO PRETO).”
Eram cinco e meia da manhã do dia 15 de novembro de 1889, quando chegou ao Palácio Imperial de PETRÓPOLIS o telegrama com a nota de “urgente” passado pelo presidente do Conselho de Ministros, AFFONSO CELSO DE ASSIS FIGUEIREDO, o VISCONDE DO OURO PRETO. D. PEDRO II o recebeu e leu várias vezes. Resolveu, mesmo assim, fazer seu passeio matinal. O próprio Imperador foi até a estação para se informar com que antecedência devia solicitar o trem especial, recebendo como resposta que uma hora bastaria. O agente prometeu o transporte para às 11 horas.
Logo a seguir, foi à CATEDRAL DE PETRÓPOLIS, em companhia de DONA THEREZA CHRISTINA e de pessoas de sua amizade, para assistir à missa pela alma de sua irmã, D. MARIA II, rainha de PORTUGAL, pelo 36º aniversário de seu falecimento; na saída recebe novo telegrama do VISCONDE DO OURO PRETO:
“Senhor, o Ministério, sitiado no Quartel General da Guerra à exceção do Sr. Ministro da Marinha, que consta achar-se ferido em casa próxima, tendo por mais de uma vez ordenado debalde, por órgão do Presidente do Conselho e do Ministro da Guerra, que se repelisse pela força a intimação armada do marechal DEODORO, para pedir sua exoneração, e diante das declarações feitas pelos generais VISCONDE DE MARACAJÁ, FLORIANO PEIXOTO e BARÃO DO RIO APA de que, por não contarem com a tropa reunida, não há possibilidade de resistir com eficácia, depõe nas augustas mãos de Vossa Majestade, o seu pedido de demissão. A tropa acaba de fraternizar com o MARECHAL DEODORO, abrindo-lhe as portas do Quartel”.
Após ler o telegrama, inteirou-se da gravidade da situação e dirigindo-se à Imperatriz, disse:
“ – Vamos à Corte, porque não se sabe o que fez DEODORO....”
A Imperatriz pediu a seu marido que o coche passasse pelo palácio antes para pegar sua valise e sua capa, mas o Imperador respondeu que se quisesse acompanhá-lo que fosse dali para a estação ferroviária. Assim fez D. THEREZA CHRISTINA.
A preocupação da Imperatriz era com as suas jóias, que havia usado dias antes no baile da ILHA FISCAL, em homenagem aos oficiais chilenos do navio de guerra ALMIRANTE COCHRANE, que realizavam uma visita ao BRASIL. Como havia partido diretamente para PETRÓPOLIS, não tivera como guardá-las na QUINTA DA BOA VISTA, palácio localizado em SÃO CRISTÓVÃO, no RIO.
O Imperador solicitou a presença do MARECHAL DEODORO DA FONSECA no PAÇO IMPERIAL, mas os emissários voltaram e lhe informaram que ele não receberia ninguém por estar muito enfermo. Desde o dia anterior, vítima de dispnéia, ele fora obrigado a sair de casa em um coche e só então montou um cavalo para entrar no Quartel General no CAMPO DE SANTANA. De retorno à casa, sua esposa, dona MARIANINHA, trancou as portas da residência, não permitindo o contato do marido com quem quer que fosse...Mas BENJAMIN CONSTANT, o ideólogo do novo regime, seria o único a ser recebido para levar-lhe os despachos iniciais do governo, com a PROCLAMAÇÃO e a nomeação dos novos Ministros. Esses atos haviam sido lavrados no INSTITUTO DOS CEGOS, do qual era diretor.
O Imperador ainda aguardou a presença de DEODORO, que não apareceu e nem apareceria. Os jornais de todo o BRASIL já traziam em manchete o advento da nova forma de regime. O primeiro a proclamar a República foi JOSÉ DO PATROCÍNIO, durante a reunião do Conselho Municipal do RIO DE JANEIRO, quando desfraldou o pavilhão republicano e, em nome do povo, declarou extinta a monarquia. Só depois veio a proclamação escrita de DEODORO DA FONSECA.

185 a. começa em RECIFE a “NOVEMBRADA”, um levante militar que exigia o desarmamento dos portugueses, em 15 de novembro de 1831.
182 a. do encontro da tartaruga HARRIET, considerada a mais velha do planeta. Ela vive na INGLATERRA e acredita-se que foi levada para lá em 1836 por CHARLES DARWIN. HARRIET nasceu em GALÁPAGOS. A tartaruga HARRIET, que ajudou o britânico CHARLES DARWIN a formular sua TEORIA DA EVOLUÇÃO, morre às 11:28 horas de 23 de junho de 2006, no zoológico australiano, onde vivia há duas décadas. HARRIET nasceu quando a escravidão ainda era legal na GRÃ-BRETANHA. Foi adulta nos tempos da GUERRA DA SECESSÃO norte-americana, da invenção da bicicleta e do código MORSE. O zoológico localizado na SUNSHINE COAST, no Estado de QUEENSLAND, lamenta sua morte, provocada por um ataque cardíaco fulminante. “Felizmente não sofreu. Morreu tranqüilamente durante a noite”, disse JOHN HANGAR, veterinário do zoológico. Calcula-se que HARRIET tinha 176 anos.
152 a. falece MANOEL JOAQUIM DO AMARAL GURGEL, em SÃO PAULO, no dia 15 de novembro de 1864. Nasceu em SÃO PAULO no dia 8 de setembro de 1797. Uma pequena biografia está registrada nestas memórias no dia 8 de setembro.
149 a. fundado em ROSÁRIO, na ARGENTINA, o diário LA CAPITAL, em 15 de novembro de 1867.
127 a. da PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. Preparada a conspiração, especialmente por BENJAMIN CONSTANT e DEODORO DA FONSECA, este último seguiu à frente das tropas para o CAMPO DE SANTANA e tomou o Quartel General, ganhando a adesão das tropas que ali se encontravam. Deposto o Ministério e preso o seu presidente (o VISCONDE DE OURO PRETO), recebeu DEODORO o apoio da MARINHA e foi aclamado pelo povo. Organizou-se o governo provisório e decretou-se o banimento de D. PEDRO II, partindo este para a EUROPA. Em 23 de fevereiro de 1891 é promulgada a primeira Constituição da República, pela qual se elegeu o primeiro Presidente e o Vice–Presidente respectivamente o MARECHAL DEODORO DA FONSECA e o MARECHAL FLORIANO PEIXOTO. Em 3 de novembro de 1891, DEODORO dissolve o Congresso Nacional, agravando a crise que culminaria na sua renúncia a 23 do mesmo mês, e, em 23 de novembro assume a Presidência da República o até então Vice- Presidente MARECHAL FLORIANO PEIXOTO. Os ideais republicanos sempre estiveram latentes nos brasileiros quer nos movimentos revolucionários da COLÔNIA, quer nos que ocorreram durante o IMPÉRIO. Na REVOLTA DO MARANHÃO, em 1684; na de PERNAMBUCO, em 1710; na de 1708 em MINAS GERAIS, na de 1720, também em MINAS GERAIS, bem como mais tarde na GUERRA DOS FARRAPOS, não faltaram idéias republicanas, embora fossem tendências ainda vagas que se vinham gerando. A ABOLIÇÃO DO CATIVEIRO em 1888 colocou o País em estado permanente de revolução. De resto, o contato de militares na Campanha do PARAGUAI, argentinos e uruguaios, já republicanos, serviu para fortalecer os anseios da nova ordem no BRASIL. Assim surgiram as chamadas QUESTÕES MILITARES, que criaram o clima favorável à propaganda das idéias republicanas já consubstanciadas no PARTIDO REPUBLICANO, fundado em 1870. A primeira QUESTÃO MILITAR surgiu em 1883, como resultante da proibição de militares debaterem seus problemas nos jornais. A segunda ocorreu com a desobediência do Tenente–Coronel SENA MADUREIRA, comandante  da  Escola  de  Tiro  de Campo, em 1884. No ano seguinte, 1885, houve nova crise nascida numa questão de fiscalização. Esta foi mais grave, pois atingiu seu clímax com as exonerações do Ministro da Guerra e do MARECHAL DEODORO DA FONSECA, então quartel–mestre–general do Exército. O VISCONDE DE PELOTAS e DEODORO assinaram um manifesto ao PARLAMENTO e à NAÇÃO, que havia sido redigido pelo advogado RUY BARBOSA, a pedido do chefe liberal Conselheiro MANUEL PINTO DE SOUZA DANTAS. O incidente, porém, foi encerrado em maio de 1887. Entrementes, o PARTIDO REPUBLICANO, fundado em 1870, recebia adesões em várias Províncias, principalmente na de SÃO PAULO, onde durante o ano de 1873 foram realizadas duas CONVENÇÕES REPUBLICANAS, uma na Capital e outra na cidade de ITU. No calendário cívico–histórico brasileiro, 15 de novembro é o “DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA”.
Com o título de “CORAÇÃO DE PRESIDENTE”, a edição número 2034 – ano 40 – número 45, de 14 de novembro de 2007, a revista “VEJA” publicou uma reportagem muito boa sobre D PEDRO II.
127 a. feita às pressas a BANDEIRA PROVISÓRIA da República, é bem parecida com a dos ESTADOS UNIDOS. A bandeira é hasteada no dia da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Ela duraria somente quatro dias.
125 a. da inauguração da ESTAÇÃO OESTE DE BOMBEIROS – que hoje se chama 2º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS. Em 1880, um incêndio na Faculdade de Direito determinou a criação oficial do Corpo de Bombeiros. Onze anos depois, o crescimento populacional nas zonas urbanas de SÃO PAULO já indicava a necessidade de “espalhar” esse contingente pela cidade. Assim, no dia 15 de novembro de 1891, foi inaugurada a ESTAÇÃO OESTE DE BOMBEIROS, responsável pelos bairros da BARRA FUNDA, CAMPOS ELÍSEOS e LAPA. Ao longo de sua história, o grupamento esteve envolvido em grandes tragédias. Os incêndios nos edifícios ANDRAUS, JOELMA e GRANDE AVENIDA ainda tiram o sono de muitos oficiais. “Lembro de alcançar o JOELMA realizando o trabalho de travessia pelo prédio vizinho. Essa cena não sai de minha cabeça”, conta o CORONEL Ref JOSÉ CARNECINA MARTINS. Uma catástrofe recente também faz parte dessa história. O primeiro bombeiro a chegar ao local da queda do FOKKER 100 da TAM, no JABAQUARA, foi do 2º GB. “O cenário era de total destruição e desolação. O meio-fio pegava fogo e eu ouvia sirenes ao longe”, lembra o TENENTE PAULO RONBESSO.
121 a. do CLUBE DE REGATAS FLAMENGO, fundado em 15 de novembro de 1895, no RIO DE JANEIRO.
118 a. da posse de CAMPOS SALLES na Presidência da República, substituindo PRUDENTE DE MORAES, em 15 de novembro de 1898.
118 a. das publicações do jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 15 de novembro de 1898: concluiu hoje o seu quatriênio governamental o senhor PRUDENTE DE MORAES, primeiro presidente civil da República do BRASIL. O que foi a sua administração a história política de nosso país há de no decurso do tempo gloriosamente assinalar.
O doutor PRUDENTE DE MORAES ofereceu ontem o banquete de estilo ao doutor CAMPOS SALLES, seu sucessor na presidência da República. Todos os altos funcionários da República, civis e militares e diplomatas estrangeiros compareceram.
Em homenagem à data nacional de 15 de Novembro o senhor CORONEL FERNANDO PRESTES concedeu um indulto geral às praças da FORÇA PÚBLICA acusadas de primeira deserção. A oficialidade de todos os corpos foi ao palácio do governo à 1 hora da tarde apresentar os seus cumprimentos ao senhor Presidente do Estado.
A cidade do RIO DE JANEIRO amanheceu em festas. Todos os navios surtos no porto, em homenagem à data de hoje, embandeiraram em arco.
Cerca das 11 horas da manhã, desfilou pela Rua do OUVIDOR a brigada da marinha comandada pelo CAPITÃO-DE-FRAGATA ALEXANDRINO DE ALENCAR. Esta força foi estacionar em frente ao palácio do CATETE a fim de prestar continências ao doutor CAMPOS SALLES, quando vier do Senado.
A mensagem do doutor PRUDENTE DE MORAES hoje distribuída, tem oitenta e seis páginas de grande formato, terminando da seguinte forma: “Fui, desde o princípio do meu governo, dominado pela idéia de extinguir as lutas que nos dilaceravam, fazendo uma política, de paz e de congraçamento, dentro da qual pudessem viver com honra e encontrar garantias todos os brasileiros”.
O “DAILY CHRONICLE”, importante jornal londrino, diz que a expedição francesa continua a marchar para o ALTO NILO, tendo estado no CONGO.
A imprensa inglesa diz que a ESPANHA não cederá as FILIPINAS e oferecerá resistência, caso os americanos queiram apossar-se dela.
115 a. nasce MARIA JANNONI NOVAZZI, aos 15 de novembro de 1901, na cidade de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Aos 17 anos casou-se com ESTEVAM NOVAZZI. Desse casamento nasceram cinco filhos, mas, como dedicou toda sua vida aos problemas e ao amparo de menores, adolescentes e aos pobres, ganhou o carinhoso apelido de “MÃE MARIA”, dado pelas centenas de criaturas que acolheu e encaminhou como seus verdadeiros filhos. Muito jovem se voltou ao trabalho assistencial se dedicando aos mais necessitados com amor e abnegação. Ingressou no Magistério e cursou também, em ITÁPOLIS, onde viveu muitos anos, a ESCOLA DE COMÉRCIO local, se tornando técnica em contabilidade. Em 1935 foi escolhida e eleita Administradora da INSTITUIÇÃO CRISTÃ BENEFICENTE “VERDADE E LUZ”, entidade Espírita com fins filantrópicos e educacionais. Nessa ocasião deu prosseguimento à sua grande e produtiva tarefa. Em 1936 fundou as ESCOLAS CRUZEIROS DO SUL (cinco classes) de ensino primário gratuito para as crianças pobres do bairro do CAMBUCI, na RUA ESPÍRITA, onde até hoje funciona a sede da Instituição. Um ano depois fundou a ESCOLA PROFISSIONAL BATUÍRA, para moças operárias do mesmo bairro. Em 1939 fundou o ABRIGO BATUÍRA para crianças órfãs e necessitadas, em POÁ. Hoje com o nome de SERVIÇO SOCIAL BATUÍRA é a maior obra social da região. Junto ao ABRIGO de POÁ, fundou a ESCOLA LAMEIRA DE ANDRADE. No princípio só para os menores internos e depois, dado à grande demanda passou a atender crianças da cidade. Esta escola cresceu de tal maneira que se tornou a maior Escola de 1 º grau da cidade, hoje sob a direção do Estado tem o nome de E.E.P.G BATUÍRA. Em 1944, fundou a Colônia de férias BATUÍRA no bairro de SÃO FRANCISCO, em SÃO SEBASTIÃO, no litoral norte onde também instalou escolas primárias. No litoral seu trabalho se estabeleceu às ilhas dos BÚZIOS e VITÓRIA, com assistência à pobre população local. Lá também fundou escolas. No final de 1959, assumiu em PORTO FERREIRA, por convite do doutor ERLINDO SALZANO, a direção da CASA MATERNAL “EUCHARIS FORTES SALZANO”, fundada pela ilustre senhora da qual a obra orgulhosamente ostenta o nome. Em 1973, criou uma classe de PRÉ-ESCOLA para as crianças internas que depois foi ampliada contando com mais de seis classes, atendendo além das crianças da Maternal, mais outras 160 do bairro de SANTA MARIA. Dado ao crescimento dessa Escola, a Prefeitura Municipal de PORTO FERREIRA construiu no mesmo bairro de SANTA MARIA a E.M.E.I. “MÃE MARIA”, que foi instalada em prédio próprio no dia 11 de outubro de 1986. No campo Espiritual e Filosófico também foi líder. Após estudos de doutrina evangélica, científica e filosófica de KARDEC, de preparo e aprimoramento na Sociedade Brasileira de EUBIOSE (teosofia), de curso na PRÓ-VIDA-INTEGRAÇÃO CÓSMICA, e prática no Centro de Irradiação Mental “ROGERIO VILARES” (esoterismo), propagou a Doutrina de CRISTO, baseada sempre no amor ao próximo e ao progresso espiritual de cada um, transmitindo ensinamentos e, sobretudo exemplificando. Pelas suas realizações no campo social e educacional recebeu inúmeras homenagens, entre elas: em 1950 a Rádio TUPY DE SÃO PAULO, sob o patrocínio da STANDARD OIL CAMAPNY OF BRASIL, levou ao ar em cadeia nacional programa “HONRA AO MÉRITO” com duração de uma hora, onde a homenageada foi a dona MARIA JANNONI NOVAZZI. Em 1955, em POÁ, deu-se o nome da mesma à uma das principais ruas da cidade. Em 4 de setembro de 1987 recebeu em PORTO FERREIRA o Título de “CIDADÃ FERREIRENSE”, homenagem que mais a sensibilizou pelo amor que sempre sentiu, pela terra e pelo povo de PORTO FERREIRA, porém a maior das homenagens que recebeu foi aquela que por força de sua personalidade e bondade a chamaram carinhosamente de “MÃE MARIA”.
114 a. RODRIGUES ALVES assume a Presidência do BRASIL após vencer QUINTINO BOCAIÚVA, em 15 de novembro de 1902.
111 a. da AVENIDA CENTRAL, hoje AVENIDA RIO BRANCO, no RIO, inaugurada em 15 de novembro de 1905. Foi a primeira grande obra da República, proclamada uma década e meia antes, “para apagar as marcas de um BRASIL colonial, impressas na arquitetura e no traçado das ruas vizinhas”, conta a diretora do arquivo, a historiadora BEATRIZ KUSHNIR. “Mas a marca colonial permaneceu nas adjacências”. Uma exposição “CONTRASTES DO TEMPO”, no Arquivo Geral da Cidade, foi aberta no dia 20 de agosto de 2005, para comemorar os CEM ANOS DA AVENIDA. Essa exposição tinha a planta original da avenida, os primeiros terrenos adquiridos e seus compradores e a fachada de alguns imóveis, como o MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES (1908), o TEATRO MUNICIPAL (1909), a BIBLIOTECA NACIONAL (1910), prédios residenciais e de escritórios. “O HOTEL AVENIDA que ficava perto de onde hoje é a ESTAÇÃO CARIOCA do metrô, era o principal endereço da AVENIDA CENTRAL, por ser ponto final dos bondes da Ferrocarril JARDIM BOTÂNICO, que vinham da zona sul”, lembra BEATRIZ. “Ali ficava também a GALERIA CRUZEIRO, point de intelectuais e artistas”. A paisagem da avenida, que passou a se chamar BARÃO DO RIO BRANCO, em 1912, após a morte do diplomata, começou a mudar logo depois da inauguração, quando o empresário FRANCISCO SERRADOR demoliu o convento das carmelitas para instalar teatros e cinemas, criando a CINELÂNDIA. O TEATRO RIVAL é um dos poucos que sobraram.
110 a. AFFONSO PENA torna-se presidente da República. NILO PEÇANHA é seu vice. Em 15 de novembro de 1906.
109 a. quando a República brasileira comemorava a maioridade, em 15 de novembro de 1907, nos prados da MÓOCA, um bairro pacato da capital paulista, os soldados da Força Pública do Estado de São Paulo, precursora da Polícia Militar, perfilavam-se diante das autoridades para a revista, antes do desfile comemorativo que reuniu políticos e uma audiência de cerca de 8 mil pessoas. O espetáculo representava o sucesso da missão militar de instrução francesa, contratada pelo Estado de São Paulo dois anos antes, em dezembro de 1905, com o objetivo de instruir, organizar e treinar seu corpo policial, dentro dos padrões militares mais modernos da época. Ou seja, fazer da força estadual, em vez de uma polícia, um exército regional.
Num artigo em tons parnasianos, rasgado de elogios, publicado no CORREIO PAULISTANO, o escritor fluminense COELHO NETO deixou suas impressões sobre o desfile da tropa nos 21 anos da República: “Desde oito e meia, a grande massa de povo que os trens, os bondes e os automóveis despejavam, a todo o momento, esperava, com ânsia mal contida, a chegada da tropa. Eram nove horas quando, ao som da marcha DÉFILER, entrecortada em rebate heróico pelas cornetas e pelas caixas, a Força Pública entrou no campo, precedida pela banda e pela fanfarra, vindo logo em seguida, o CORONEL BALAGNY, chefe da Missão Francesa, o CAPITÃO LA BROUSSE, o Comandante PEDRO ARBUES e o seu estado-maior”.
Os oficiais franceses iniciaram as atividades no BRASIL em março de 1906 e ficaram aqui até 1924, com uma interrupção de quatro anos durante a Primeira Guerra Mundial.
Ainda na década de 1920, foi criada a força aérea policial de SÃO PAULO, instituiu-se o serviço de pombos correios e foram atualizadas as técnicas militares a partir das práticas assimiladas durante a Primeira Guerra. Os franceses trouxeram o manejo de metralhadoras, a equitação e a instalação de uma escola de Educação Física. Além disso, a missão francesa profissionalizou a formação militar ao introduzir uma academia para oficiais (alferes, tenentes e capitães) e suboficiais (cabos, furriéis e sargentos).
A Missão Francesa deixou marcas até 1930, quando o presidente GETÚLIO VARGAS nacionalizou o aparato bélico paulista.
108 a. nasce a UMBANDA. A versão mais aceita para a origem da UMBANDA, em 15 de novembro de 1908, é de ter o médium ZÉLIO FERNANDINO DE MORAES, ter incorporado o CABOCLO SETE ENCRUZILHADAS, em sua casa, em NITERÓI. O fluminense ZÉLIO tinha, então 17 anos. Ele sofria de paralisia e os médicos não conseguiam resolver seu mal. Para tentar sanar o problema, o jovem foi levado à Federação Espírita do Estado do RIO DE JANEIRO. Ali, sua mediunidade foi supostamente revelada. A entidade CABOCLO SETE ENCRUZILHADAS não teria sido aceita entre os espíritas por ser considerada inferior. A rejeição o levou a fundar a UMBANDA.
107 a. notícias de jornais em 15 de novembro de 1909: Numa rua de BRISTOL, em LONDRES, WINSTON CHURCHILL, ministro do Comércio, era agredido a chicote por uma “sufragista”. CHURCHILL estava acompanhado de sua esposa. Em MADRID telegramas de MELILLA dão conta de um vivo tiroteio em 14 de novembro entre um destacamento do GENERAL MARINA e os mouros da ESPANHA. Em BUDAPESTE a composição da nova presidência do parlamento da HUNGRIA demonstra, evidentemente, que a vitória coube à facção moderada do partido nacional húngaro chefiado pelo ministro do Comércio, Senhor KOSSUTH.
106 a. da posse do MARECHAL HERMES DA FONSECA na Presidência da República, em 15 de novembro de 1910. VENCESLAU BRÁS era o seu vice. HERMES DA FONSECA foi eleito para romper com a Política do Café com Leite, existente no BRASIL.
105 a. em comemoração do vigésimo segundo aniversário da proclamação da República que hoje passa, o senhor presidente do Estado dará recepção oficial das 2 às 4 horas da tarde. A banda completa da Força Pública realizará um grande concerto. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 15 de novembro de 1911).
104 a. publicação do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 15 de novembro de 1912: serviço de incineração do lixo – O GENERAL BENTO RIBEIRO aceitou a proposta feita pelo senhor TEODORO HEINIDE para a execução do serviço de incineração do lixo da Capital Federal, cuja proposta inclui o aproveitamento dos resíduos pelo calor produzido pela cremação.
103 a. de fundação do E.C. XV DE NOVEMBRO, em 15 de novembro de 1913. foi Bicampeão Paulista do Interior, de 1931 e 1935; Campeão Paulista da Segunda Divisão; 1947, 1948 (Acesso), 1967 e 1983; Vice-líder do Campeonato brasileiro da Série C em 1995. A história prova: foi o XV de PIRACICABA, que começou em 1948, quando foi estabelecida a LEI DO ACESSO, que dava direito ao time campeão do interior disputar o CAMPEONATO PAULISTA do ano seguinte contra as forças da capital e de SANTOS. Superou rivais de peso, como GUARANI, PONTE PRETA e LINENSE, e foi o primeiro a alcançar a elite. Outra formação inesquecível foi a do time campeão da Divisão de Acesso de 1967, que superou PAULISTA e BRAGANTINO no triangular final e no qual brilhavam, ente outros, o goleiro CLAUDINEI e o zagueiro PROTTI.
O auge das 41 participações ente os grandes ocorreu em 1976, quando o XV perdeu o título para o PALMEIRAS, ao cair por 1 a 0 no PALESTRA ITÁLIA, na final.
102 a. da posse de VENCESLAU BRÁS na Presidência da REPÚBLICA, em 15 de novembro de 1914. Ele determinaria a entrada do País na PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
102 a. da ESTRADA DE FERRO DE CAMPOS DE JORDÃO. Liga PINDAMONHANGABA a CAMPOS e passa por 18 estações. Foi inaugurada em 15 de novembro de 1914.
98 a. gripe espanhola ataca a população do RIO DE JANEIRO causando 14.459 mortes. O presidente eleito RODRIGUES ALVES é uma das vítimas. Doente, ele não consegue tomar posse, e seu vice, DELFIM MOREIRA assumiria. Em 15 de novembro de 1918.
96 a. LIGA DAS NAÇÕES se reúne pela primeira vez: 41 países abrem a sua primeira sessão em GENEBRA. Em 15 de novembro de 1920.
94 a. ARTUR BERNARDES toma posse como presidente da República em 15 de novembro de 1922. Por causa do descontentamento causado por sua eleição, governou sob Estado de sítio.
93 a. de SAMUEL KLEIN. Nasceu em 15 de novembro de 1923, em LUBLIN, na POLÔNIA. De origem judaica, aos 19 anos conheceu os horrores da guerra e do nazismo. Foi enviado com o pai para o campo de concentração de MAIDANEK. A mãe e os cinco irmãos mais novos foram enviados para o campo de extermínio de TREBLINKA. Ele nunca mais as viu. Conseguiu com as habilidades de carpinteiro, sobreviver no campo de trabalhos forçados porque “era jovem e forte”. Em 1944, com a proximidade dos russos nas linhas de combate da POLÔNIA, conseguiu fugir. Vendeu de tudo às tropas aliadas até partir para a ALEMANHA, à procura de familiares. O irmão e a irmã mais velhos, SALOMÃO e FÉSIA, também conseguiram sobreviver, assim como a irmã mais nova, ESTER, e o pai, que morreu em ISRAEL. Na ALEMANHA, SAMUEL KLEIN conheceu ANA, com quem se casou e onde MICHAEL nasceu. Como o cenário de pós–guerra era de terra arrasada, SAMUEL decidiu seguir outros familiares, que haviam feito a opção pela AMÉRICA. Primeiro, foi para a BOLÍVIA. Depois para o BRASIL. Até hoje, SÃO CAETANO DO SUL, a cidade que se descortina da janela da sede das CASAS BAHIA, é seu porto seguro.
93 a. ALEMANHA lança uma nova moeda na tentativa de controlar a hiperinflação que arrasou a economia do país, em 15 de novembro de 1923. Na mesma data é criada na URSS a OGPU (Organização que substituía a CHEKA, polícia política soviética). Em 15 de novembro de 1923. Mais tarde, seria convertida no Comitê de Segurança do Estado (KGB).
92 a. da partida de SACADURA CABRAL do porto de ROTERDÃ (HOLANDA) para uma tentativa de realizar a circunavegação do globo, em 15 de novembro de 1924. Três dias depois foram encontrados os destroços de seu avião nas praias de OSTENDE e DUGNESS. Ele não foi mais encontrado.
92 a. do QUINZE DE JAÚ, fundado em 15 de novembro de 1924. O time foi levado à elite do Estado, pela primeira vez, em 1951, durante a campanha do título da Segunda Divisão do Paulista daquele ano. DINO SANI conta toda essa história no filme “XV DE JAÚ-80 ANOS DE HISTÓRIA. AFONSINHO, ídolo em JAÚ e no BOTAFOGO do RIO, relembra como o zagueiro JAPONÊS se virou para marcar PELÉ. PEPE aparece dizendo como não gostava de jogar contra o XV, especialmente em JAÚ. Para quem gosta de futebol, as histórias contadas nesse filme são prato cheio. Lembram não só de jogadores e lances famosos, mas de uma época na qual os grandes times mantinham seus jogadores por vários anos e as equipes do interior mobilizavam suas cidades. O documentário nasceu da paixão de um torcedor desta época. “Eu tinha 11 anos quando o XV subiu pela segunda vez, em 1976”, conta KLÉBER MAZZIERO, autor do filme. “Fiquei maluco. Abandonei ali o SANTOS de PELÉ”. O diretor, que já escreveu um livro sobre a vida de AFONSINHO e outro sobre a de ADEMIR DA GUIA, conta que visitou 300 empresários de JAÚ para conseguir apoio. Apenas conseguiu apoio de quatro. O objetivo do filme é justamente resgatar o amor do cidadão ao seu clube. O filme, em novembro de 2004, esteve em cartaz no CINE MUNICIPAL em JAÚ. Fora isso, teve uma ou outra exibição em festivais pelo País. MAZZIERO lançou as versões em VHS e DVD, em 12 de novembro de 2004.
90 a. posse de WASHINGTON LUIZ como presidente da República, em 15 de novembro de 1926. Ele liberta presos políticos e abranda a censura à imprensa.
89 a. nasce DONA MARIA RITA DE OLIVEIRA, mãe da FÁTIMA, em 15 de novembro de 1927. Foi registrada em 22 de dezembro de 1927.
88 a. acordo de limites entre BRASIL e COLÔMBIA traça a reta TABATINGA-APAPORIS, em 15 de novembro de 1928.
84 a. Congresso Revolucionário, reunindo tenentistas, decide fundar o Partido Socialista Brasileiro, em 15 de novembro de 1932.
83 a. Instalação da Assembléia Nacional Constituinte, em 15 de novembro de 1933. A convocação fora feita pelo Decreto nº 22.621, em 5 de abril de 1933. A Constituição foi promulgada no dia 16 de julho de 1934, exatos 723 dias depois da deflagração da Revolução Constitucionalista, em 9 de julho de 1932.
78 a. termina a BATALHA DO EBRO, a mais cruel e sangrenta da Guerra Civil Espanhola, em 15 de novembro de 1938.
77 a. da morte do NITINHO, em 15 de novembro de 1939, meu tio-avô. Era filho de minha bisavó ANTONIA (a que morreu, com mais de cem anos, num trem da Central do Brasil).
76 a. fechado o gueto de VARSÓVIA, com 350 mil judeus reclusos, em 15 de novembro de 1940.
a. de DONA  MARINA, do Hospital das Clínicas.
71 a. CANADÁ, ESTADOS UNIDOS e GRÃ-BRETANHA se recusam a dar a fórmula da bomba atômica à UNIÃO SOVIÉTICA, em 15 de novembro de 1945.
63 a. falece o poeta JORGE DE LIMA. Nasceu em 23 de abril de 1893 em UNIÃO DOS PALMARES, ALAGOAS, perto da SERRA DA BARRIGA, onde ZUMBI fundou seu quilombo. Morre no RIO DE JANEIRO, em 15 de novembro de 1953. O ensaísta francês DANIEL ROPS apresentaria JORGE como “um dos maiores poetas do nosso tempo”. Em 1935, MÁRIO DE ANDRADE se referia a ele como “o caso mais apaixonante da poesia contemporânea do BRASIL”. Mais notícias sobre a vida de JORGE DE LIMA estão relacionadas em minhas memórias quando anotei a data de seu nascimento.
57 a. do assassinato da família CLUTTER. Na madrugada de 14 para 15 de novembro de 1959, a minúscula cidade de HOLCOMB, no Estado norte-americano de KANSAS, foi sacudida pelo assassinato de quatro membros da mais eminente família local, os CLUTTER. O pai, HERB, era fazendeiro e conhecido por sua participação na comunidade. Com ele moravam sua mulher, BONNIE, que sofria dos nervos – o único senão na perfeição da família – e os dois filhos mais novos, NANCY, boa aluna, menina prendada e generosa, e KENYON, estudante sem máculas. Os CLUTTER eram a representação do sonho americano. O escritor TRUMAN CAPOTE se interessou pela nota sobre o crime publicada num jornal. Era sua chance de se redimir com a revista THE NEW YORKER, que havia pago uma adiantamento por uma reportagem nunca feita, sobre a RÚSSIA, durante a GUERRA FRIA. Foram seis anos de trabalho, mais de um ano passado em HOLCOMB. Pois valeu a espera, porque CAPOTE entregou uma obra-prima, publicada em quatro partes e depois na livro A SANGUE FRIO.
55 a. uma campanha nacional é lançada para apressar as discussões sobre a reforma agrária, em 15 de novembro de 1961.
53 a. das anotações feitas em 15 de novembro de 1963 (sexta-feira) – ANO 14º - MÊS 5º - DIA 129º - 5 anos e 163 dias na FORÇA PÚBLICA – 70º dia como ASPIRANTE – 57º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Eis aqui uma data que vai passar em brancas nuvens. Sendo feriado pela comemoração da data da PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, eis que o BATALHÃO DE GUARDAS nada apresenta para mim, coisa que é até de estranhar, depois de tantos serviços extras.
Assim é que vou passar um dia vazio, descansando, brincando com as crianças, fazendo planos com minha mulher para o futuro. Somente à noite é que vou assistir alguns programas de televisão, encerrando uma data agradável pelo sossego que gozei.
CLUBE DOS ARTISTAS, com CACILDA LANUZZA e HOMERO SILVA foi um dos programas mais destacados desta noite.
Assisto a peça “HUMOR 4”, pelo canal 4, que também agradou. Entre os figurantes estavam ELÍZIO DE ALBUQUERQUE e RITA CLÉOS.
52 a. registro feito em 15 de novembro de 1964 (domingo). ANO 15º - MÊS 5º - DIA 129º - 6 anos e 164 dias na FORÇA PÚBLICA - 176 dias como 2º TENENTE - 423 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Nesse dia, aproveito a manhã para ir até a casa do Senhor MOISÉS e dona ELVIRA, na RUA CAITEZAL - ÁGUA FRIA, com a finalidade de pagar o terceiro aluguel da casa onde estou morando atualmente. O casal conversa sobre várias coisas e, entre elas, o fato do ANTÔNIO ROBERTO DE CAMPOS ter sido excluído da FORÇA PÚBLICA. O CAMPOS é noivo de uma sobrinha de dona ELVIRA. Contou ele umas mentiras para a família, inclusive dizendo que pediu baixa. Atualmente está desempregado.
À tarde, o futebol deixa-me interessado nos resultados das partidas em desenvolvimento. O SANTOS, líder até então vai à ARARAQUARA e lá, defronte da FERROVIÁRIA, não consegue vencer, inclusive PELÉ perdendo uma penalidade. O a O é o resultado da partida.
O CORINTHIANS PAULISTA passa à condição de co-líder ao vencer o GUARANI por 1 a 0, tento do artilheiro FLÁVIO, que com o SANTOS ocupam a liderança com 14 pontos perdidos. A PORTUGUESA DE DESPORTOS é a vice-líder, agora com 16 pontos perdidos, tendo empatado com o BOTAFOGO sem abertura de contagem. JOGAM SÃO PAULO e PALMEIRAS e o TRICOLOR, com uma equipe de juvenis, vence destacadamente por 5 a 2.
Pela televisão, assisto: DISNEYLÂNDIA - ERONTEX DÁ SORTE.
51 a. das anotações realizadas em 15 de novembro de 1965 (segunda-feira). ANO 16º - MÊS 5º - DIA 128º - 7 anos e 164 dias na FORÇA PÚBLICA - 541 como 2º TENENTE - 788 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Embora hoje seja feriado nacional - data da PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - levanto cedo, às 5 horas, como se fosse trabalhar, e programo uma viagem à POÁ. Viajo num ônibus VILA AURORA às 6:30 horas com o CABO Aluno Sargento PHILENO PINGE, meu ex-aluno, que está tirando a ESCOLA DE SARGENTOS em TAUBATÉ. Esse curso vai até 17 de fevereiro de 1966.
Vou até o PARQUE D PEDRO II e lá tomo o ônibus para POÁ. Faz muito tempo que não viajo de ônibus para minha terra e hoje sinto vontade de assim fazer. SÃO PAULO levantou surpreso com o Decreto-Lei número1, assinado no sábado pelo Presidente CASTELLO BRANCO. A partir de 1º de janeiro de 1966, o BRASIL passará, em data a ser fixada pelo Conselho Monetário Nacional, a ter nova moeda: o cruzeiro novo, que valerá 1000 atuais e será identificado pelo símbolo NCR$. O centavo fica restabelecido, para as importâncias até os atuais 1000 cruzeiros, devendo o BANCO CENTRAL recarimbar as cédulas com seus novos valores.
As atuais notas de 1000 e 5000 cruzeiros deverão levar um carimbo de NCR$1 e NCR$5, enquanto as cédulas de importâncias maiores serão encomendadas às empresas "THOMAS DE LA RUE" e "AMERICAN NOTE BANK", especializadas na fabricação de papel-moeda. O responsável pela remarcação, impressão e aquisição de cédulas e cunhagem de novas moedas metálicas, será o BANCO CENTRAL.
O Decreto Lei nº 1 vai ser regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional, através de resoluções que estabelecerão normas concretas sobre a substituição de cédulas e cunhagem de moedas. Por outro lado, a CASA DA MOEDA, de acordo com o decreto, deverá iniciar a fabricação das cédulas com data não posterior a 31 de dezembro de 1967
O cruzeiro "velho", isto é, o atual, morre com 23 anos, alguns meses após o centavo, que desapareceu em abril último. Criado em 1942, pelo presidente GETÚLIO VARGAS, em substituição ao mil réis, de origem portuguesa, o cruzeiro obedeceu ao longo de sua vida, um processo constante de desvalorização, tomando-se como ponto de comparação o dólar. Quando surgiu, valia uma vigésima parte da moeda americana, mas no fim da administração KUBITSCHEK já eram precisam 200 cruzeiros para se comprar um dólar. Depois de fixar-se durante este ano em torno dos 1.850 cruzeiros, o dólar atingiu ante-ontem e por iniciativa do governo, a cotação de 2.200 cruzeiros. De acordo com os novos padrões, a moeda americana será cotada a 2 cruzeiros novos e 20 centavos.
Isto significa dizer que uma passagem de ônibus passará a custar 10 centavos, um salário mínimo será de NCR$66 e assim por diante.
Melhorará nosso dinheiro? Ficará na mesma? Enfim somente com o uso do novo dinheiro é que poderemos dizer alguma coisa. Um fato é certo: teremos alguma dificuldade em acostumarmos com o novo dinheiro.
Chegando em POÁ, dou um pulo até a Delegacia Local. Ali me encontro com os SOLDADOS ELSIO, EXPEDITO, VALLE, ALCIDES, JOÃO DOS SANTOS e alguns outros. Estivemos conversando justamente sobre o que acabei de escrever. Passo pelo BAR DO SENHOR DUARTE. Ali a conversa é a mesma.
Chego em casa de meus pais quando são 8:30:horas. Encontro-os da mesma maneira como os deixei a 1º de novembro. Em POÁ as coisas não se modificam. A vida é uma constante rotina na cidade pequena. Serve a cidade poaense para um ligeiro descanso, aliás como pretendo fazer hoje.
Aproveito a máquina de escrever de meu pai e faço um relato dos acontecimentos de ontem e de hoje, colocando em dia este meu diário. Ao mesmo tempo converso com meus pais sobre uma série de coisas. Falam com desdém de uma festa que meu tio RENATO FONSECA irá dar hoje para uma sua antiga professora. Minha mãe, por exemplo, usa uma linguagem que demonstra um pouquinho daquilo que se chama "dor de cotovelo". Na família ainda continuam as rusgas, as desfeitas pessoais, um procurando menosprezar o outro. Acontece que vim a POÁ para descansar e não para viver o jogo de contrastes que há na família.
Meu irmão CARLOS continua aproveitando os feriados para vir até sua terra e continuar também namorando a MARLY RIBAS. Continuo afirmando que mais cedo ou mais tarde sairá casamento dali.
Almoço com meus pais. Tiro uma "pestana" até às 16 horas. Converso com dona GABRIELA, uma senhora idosa, inquelina de meus pais e, quando são 16:20 horas tomo um ônibus que me irá levar até o PARQUE D PEDRO II. Está terminada mais uma visita à terra onde nasci.
Faço uma viagem muito boa. Aproveito que a tarde está ótima para respirar o ar gostoso do campo. Em SÃO PAULO, vou tomar o ônibus VILA AURORA e chego cedo em casa.
O resto do dia passo-o assistindo programas de televisão. Minha esposa continua assistindo suas novelas EM BUSCA DA FELICIDADE, A DEUSA VENCIDA e, agora, também "O ÉBRIO", no canal 5.
Nas segundas-feiras, o melhor filme é aquele que recebe o nome de O FUGITIVO. Hoje, por exemplo, a história apresentada é formidável.
Assim encerro o dia feriado e amanhã novamente reencentarei a luta no BATALHÃO DE GUARDAS, sendo obrigado a ver aquela cara antipática do MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA, sub-comandante infeliz de minha Unidade.
50 a. dos apontamentos relacionados a 15 de novembro de 1966 (terça-feira). ANO 17º - MÊS 5º - DIA 129º - 8 anos e 164 dias na FORÇA PÚBLICA – 906 DIAS COMO 2º TENENTE – 224 DIAS NA 2ª COMPANHIA INDEPENDENTE.
Nesta data, em que se comemora a Proclamação da República, SÃO PAULO vibra com mais estas eleições para Senador, Deputado Estadual e Federal. Apenas dois partidos lutam pela maioria dos votos: ARENA (partido do governo) E MDB  (oposição).
Levanto cedo e vou cumprir o meu dever cívico. Mais uma vez dirijo-me ao ACRE CLUBE, na Avenida NOVA CANTAREIRA, local onde ultimamente venho votando, na 71ª secção.
O ACRE CLUBE fica distante de minha residência, mas mesmo assim faço o trajeto a pé. Muita gente vota no período da manhã e as ruas estão empolgadas pelo povo.
Na cabine indevassável, escolho os nomes de CARVALHO PINTO, para Senador; CANTÍDIO NOGUEIRA SAMPAIO, para deputado federal e CORONEL GOUVEIA FRANCO, para deputado estadual.
Voltando, converso com o 1º SARGENTO PERES, atualmente fazendo estágio para ingresso no QOAA.
Encontro com muitos cadetes do atual 3º CFO. Estes, ainda são meus conhecidos de 1963. Estão eufóricos porque falta apenas um mês para deixarem o CFA e serem declarados Aspirantes a Oficial. No Bar do senhor MATOS permenço durante certo tempo, conversando com os terceiroanistas e matando as saudades de meus tempos de aluno-oficial.
Em casa, só tenho tempo para almoçar e preparar-me para a viagem a GUARULHOS. No TUCURUVI, o trânsito está difícil. Muita gente nas ruas e muita gente viajando para votar em lugares diferentes.
No Destacamento Policial chego às 12:30 horas. Ali espero o 2º TENENTE NELSON NUNES FERNANDES, a quem vou substituir.
Logo mais chega o meu colega. GUARULHOS está fervilhando por causa dessas eleições, que vão trazer o nome do novo prefeito da cidade. Dois são os candidatos: MOYSÉS JOSÉ ZERAIBE (ARENA) e POMPEO (MDB). Parece que há certa predominância do nome POMPEO.
O NUNES leva-me à presença do Juiz DOUTOR FLÁVIO TROMBETTI, no FÓRUM. Será ao lado dessa autoridade que vou trabalhar.
DOUTOR FLÁVIO almoça e, enquanto isso, converso com o CABO DELVO e SOLDADOS TELÍRIO SENA, ANTONIO e FRANCISCO GIORDANO. Essas praças estão a serviço no local. Muita gente pede explicações a nós e o movimento é grande. As horas voam.
O juiz sai às 14:30 horas. Acompaonho-o a diversos lugares. Vamos à VILA AUG USTA, VILA MUNHOZ, ITAPEGICA, BONSUCESSO, JARDIM PINHAL. Doutor FLÁVIO examina as diversas secções de GUARULHOS e dá instruções para o bom andamento do pleito.
Às 17 horas, encerram-se as eleições. Em algumas secções há votantes e prolonga-se por algum tempo o pleito. Retornamos ao Fórum. DOUTOR FLÁVIO, que me causou impressão muito boa, dispensa-me.
Rumo ao Estádio FIORAVANTE IERVOLINO, onde me encontro com o TENENTE NUNES. Agora, estão chegando as urnas lacradas no recinto onde serão realizadas as apurações.
Ali vamos permanecer durante algum tempo. O juiz chega lá pelas 19 horas. Estamos cansados. Com um parente do NUNES FERNANDES, o FADID, deixamos aquela atribulação toda e vamos espairecer no restaurante de dona ELVIRA.
Tomo um gostoso banho e ainda tenho a companhia da NINA. Jantamos e não vamos permanecer muito tempo, muito embora a situação fosse agradável.
Acontece algo interessante, que NINA me conta. Dona ELVIRA andou lhe dizendo que eu “estou cheio dela”, apenas para afastá-la de mim. Aconteceque esclareço a situação e tudo fica como dantes. Apenas não atendo NINA no sentido de permanecer na casa. O FARID leva-me até às portas do CFA.
Chego em casa quase às 22 horas. Procuro esquecer tudo ao lado de minha mulher e de meus filhos.
42 a. nasce o EDMILSON, filho do Sr. JOSÉ BOARETTO e dona MARIA, em 15 de novembro de 1974.
41 a. da inauguração da Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, em GUARULHOS, no dia 15 de novembro de 1975. A avenida BENVINDO TOLENTINO NETO, onde moramos, é uma travessa da BRIGADEIRO FARIA LIMA, na altura da PADARIA GALLES. Essa é uma referência sentido cidade-bairro. Do outro lado figura agora como referência uma agência do BANCO ITAÚ e, na esquina da Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA com a AVENIDA BENVINDO TOLENTINO NETO uma sucursal da SORRIDENTS.
38 a. nasce RICARDO BESSA em 15 de novembro de 1978. Filiação: Ozias José de Bessa e Romilda Moreira de Bessa
Local e Data de Nascimento: São Paulo/SP em 15/11/1978
Profissão e Grau Hierárquico:
Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Posto de Capitão de Policia Militar.
Cargo:
Comandante da 3ª Companhia do 10 Batalhão de Polícia Militar do Interior, abrangendo territorialmente os municípios de São Pedro, Águas de São Pedro, Charqueada e Santa Maria da Serra.
DADOS PROFISSIONAIS
Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 04/02/1998;
Declarado Aspirante a Oficial em 15/12/2001;
Promovido a 2° Ten PM em 15/12/2002, por merecimento intelectual;
Promovido a 1° Ten PM em 15/12/2008, por antiguidade;
Promovido a Cap PM em 24/05/2014, por merecimento;
UNIDADES EM QUE SERVIU
3º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano
Comando de Policiamento de Área Metropolitana 2
Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos
Casa Militar do Gabinete do Governador
Décimo Batalhão de Polícia Militar do Interior
CURSOS – FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Barro Branco - Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Graduação em Ciências Jurídicas na Universidade Bandeirante de São Paulo
Extensão Universitária na USP – Universidade de São Paulo – “Gestão Organizacional em Segurança Pública e Justiça Criminal”
Curso de Gestão Contemporânea Pela Qualidade;
Curso Internacional de Multiplicar de Polícia Comunitária – Sistema Koban pela Secretaria Nacional de Segurança Pública
Jornada Formativa de Direitos Humanos com Ênfase no Estudo e na Pesquisa em Segurança Pública com Cidadania pela Secretaria Nacional de Segurança Pública
Curso de Força Tática no 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar”
Curso de Policiamento em Eventos no 2º Batalhão de Polícia de Choque
Curso de Administração de Emergências para Municípios pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Curso de Administração Financeira e Orçamentária pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP
Curso de Contratos Administrativos pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP
Curso de Formação de Pregoeiro pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP
MEDALHAS E CONDECORAÇÕES
Láurea de Mérito Pessoal em 5° Grau
Láurea de Mérito Pessoal em 4° Grau
Láurea de Mérito Pessoal em 3° Grau
Láurea de Mérito Pessoal em 2° Grau
Láurea de Mérito Pessoal em 1° Grau
Medalha da Defesa Civil do Estado de São Paulo
Medalha da Casa Militar do Gabinete do Governador
37 a. das seguintes anotações feitas em 15 de novembro de 1979: as chuvas de ontem causaram alguns danos na casa da Rua QUATRO BARRAS. Saímos cedo e vamos para lá. Com o PM JOÃO GOMES compramos telhas e cimento para conserto do telhado. Continuo lendo “YOYÔ PEQUENO DA VÁRZEA NOVA”. Às 14 horas, enterro do bombeiro herói – CABO PM JOSEMAR - que ontem se afogou ao cair no Córrego dos Cavalos, galeria que fica na Avenida TIRADENTES. Leio o Jornal da Tarde: a difícil crise EUA x IRÃ – Presidente CARTER congela o dinheiro iraniano depositado nos bancos americanos. Os noticiosos de TV mostram os dramas do moradores das casas atingidas pelas enchentes; cai um avião CORISCO em CAIEIRAS, causando quatro mortes; o terremoto do IRÃ causa a morte de mais de 350 pessoas; faleceu o cartunista LUÍS SÁ; as comemorações dos 90 anos da República. LÍDIA GUELER assume a Presidência da BOLÍVIA no lugar de ALBERTO BATUSCH BUSCH.
36 a. ALEMANHA recebe a sua primeira visita do PAPA em 200 anos, em 15 de novembro de 1980.
34 a. ainda durante a ditadura, cerca de 59 milhões de brasileiros vão às urnas em 15 de novembro de 1982 para escolher governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores. As eleições formariam o Colégio Eleitoral, que escolheu em 1985 TANCREDO NEVES como o presidente do BRASIL. O jornalista e sociólogo JAYME BRENER, diz o seguinte: “Passei o dia fazendo panfletagem na BELA VISTA, bairro de SÃO PAULO. Havia uma euforia enorme nas ruas. As eleições significavam um passo para o fim da ditadura militar. Representavam também o fim do bipartidarismo. Foi um grande momento.”
33 a. ARGENTINA reitera seus direitos sobre as ILHAS MALVINAS na Assembléia Geral da ONU, em NOVA YORK, em 15 de novembro de 1983.
32 a. da INVASÃO DO PRÉDIO DA AVENIDA ASDRUBAL DO NASCIMENTO, em SÃO PAULO, em 15 de novembro de 1984.
29 a. 15 de novembro de 1987: “neste domingo, o Presidente SARNEY foi derrotado na Comissão de Sistematização da Constituinte, por três votos: seu mandato foi reduzido para quatro anos (haverá eleições em 15 de novembro de 1988) e o parlamentarismo entrará em vigor em março. A decisão ainda depende de confirmação do plenário. SARNEY desiste de lutar, sentindo-se traído pelos “falsos amigos”. AYRTON SENNA é desclassificado no GRANDE PRÊMIO DA AUSTRÁLIA e perde a segunda colocação. GERHARD BERGER vence essa corrida. Há irregularidades no sistema de refrigeração dos discos dos freios dianteiros. MICHELE ALBORETO passou para segundo lugar. JONATHAN PALMER para terceiro; THIERRY BOUTSEN para quarto; YANICK DALMAS para quinto e ROBERTO PUPO MORENO para sexto. As dores perturbam muito LUCINDA. Geme muito durante a noite toda. LUCINDA curte o pós–operatório, um tanto quanto complicado. MARLENE ajuda na cozinha e na arrumação da casa. Recebe a visita de sua irmã ESMERALDA e de sua sobrinha SÔNIA”.
Ouço o desenrolar de CORINTHIANS x FLAMENGO pela COPA UNIÃO. No 1º tempo o FLAMENGO sai na frente com um gol de AYLTON. O CORINTHIANS empata no 2º tempo, aos 29 minutos, com um gol de MARCOS ROBERTO. O empate de 1 a 1 é o resultado dessa partida. Outros resultados: INTERNACIONAL 0 x CORITIBA 0; SÃO PAULO 2 x VASCO 1;ATLÉTICO MINEIRO 1 x BAHIA 1.
29 a. Romenos saem às ruas para protestar contra a miséria e a ditadura, em 15 de novembro de 1987.
29 a. NELSON PIQUET, piloto brasileiro, conquista o tricampeonato mundial de FÓRMULA 1, em 15 de novembro de 1987.
28 a. da PROCLAMAÇÃO DO ESTADO PALESTINO, em 15 de novembro de 1988.
27 a. fim do 1º turno das primeiras eleições presidenciais diretas no BRASIL, em 15 de novembro de 1989. FERNANDO COLLOR e LULA vão para o 2º turno.
23 a. falece o político guarulhense ELISEO DE OLIVEIRA NEVES, em 15 de novembro de 1993. Era conhecido pelo apelido de ALAN.
23 a. em que a casa da apresentadora de televisão HEBE CAMARGO, no MORUMBI, foi assaltada pela manhã de 15 de novembro de 1993. HEBE, o marido LÉLIO RAVAGNANI e duas empregadas foram ameaçados durante duas horas pelos assaltantes. Depois de duas horas revistando a residência e antes da fuga com jóias, dólares, armas, relógios um dos ladrões comentou com a empregada: “Se a gente soubesse que era a dona HEBE, não assaltava”.
22 a. os líderes de dezoito países da Cooperação Econômica da ÁSIA e do PACÍFICO, a APEC, criam o maior mercado livre do planeta até então, no dia 15 de novembro de 1994.
21 a. falece o professor e advogado GERALDO ATALIBA, em 15 de novembro de 1995.
20 a. da eleição, em 2o. turno, que sufragou o nome de CELSO PITTA para PREFEITO DE SÃO PAULO, em 15 de novembro de 1996.
19 a. de minhas anotações em 15 de novembro de 1997 (sábado): “Logo cedo LUCINDA começa a comemorar os seus sessenta anos (a acontecer dia 17) recebendo as visitas de sua irmã ESMERALDA e sua sobrinha SÔNIA, que lhe trazem os presentes de aniversário. Vão almoçar conosco. Mais tarde, visitam a mãe, dona ESMERALDA Em minha biblioteca, retorno QUARENTA ANOS no passado (1957) quando tinha vinte anos. Dava aulas em POÁ e MOGI DAS CRUZES, tentando me firmar na vida, já com responsabilidade de pai (MARIZETE tinha um ano de idade). Com as incertezas da escola, perdendo alunos no final daquele ano, resolvi tentar a sorte na FORÇA PÚBLICA, prestando exames para sargento escrevente. Essa era a idéia fixa em 1958, agora com 21 anos. Embora tivesse plena certeza de ser aprovado na parte intelectual, enfrentei um médico, o então tenente HALEN CHATTE, que me declarava INAPTO por falta de altura. Aparece nas páginas de meu diário o nome do MAJOR ADORNO, que me encaminhou ao Quartel General. Consegui um memorando do então Comandante Geral, CORONEL FAUSTO QUIRINO SIMÕES, autorizando meu alistamento. Finalmente, a 4 de junho de 1958, entrava para a FORÇA PÚBLICA. Na tarde, tenho problemas de saúde. Minha vista fica embaralhada. Deito e descanso. Ainda releio os dias 8 a 21 de novembro de 1981 a 1983 e os dias 15 a 21 de novembro de 1992 a 1996. O número 1 do tênis, o americano PETE SAMPRAS, classificou-se pela quinta vez para a final do MASTERS, campeonato mundial da ATP, que reúne os oito melhores jogadores do ano. Venceu o sueco JONAS BJORKMANN e seu adversário será o russo YEVGENY KAFELNIKOV, que bateu o espanhol CARLOS MOYÁ. No JOCKEY CLUBE BRASILEIRO, no centro do RIO, realizou-se a cerimônia de casamento da filha de ITAMAR FRANCO, FABIANA SUREROS FRANCO, com o economista capixaba FÁBIO VAREJÃO. O encontro acabou virando um evento político. Dois presidenciáveis, ITAMAR e o senador JOSÉ SARNEY, ambos da ala do PMDB que é crítica ao governo FERNANDO HENRIQUE, receberam o presidente às 19:50 horas. Dois minutos antes, o ex-ministro da Fazenda CIRO GOMES, que também é pré-candidato à Presidência e que deixou o PSDB fazendo fortes críticas ao governo, chegou acompanhado do senador do PPS ROBERTO FREIRE. O casamento teve a presença ainda de um outro crítico de FERNANDO HENRIQUE, o presidente nacional do PMDB, deputado PAES DE ANDRADE, de deputados e assessores e ex-ministros do governo ITAMAR.
18 a. das anotações feitas em 15 de novembro de 1998: sem carro desde 6 de agosto, faço mais uma viagem de ônibus para POÁ neste domingo. O SÃO MIGUEL transporta-me até a avenida de mesmo nome. Ali embarco no POÁ e não sei como cheguei inteiro na terra onde nasci, porque sacolejava de modo aberrante. A Avenida 26 de Março está interditada porque logo mais haverá uma missa a céu aberto, defronte à Matriz em louvor â SANTA ROSA MÍSTICA. Encontro na Avenida 26 de Março um velho conhecido sargento da Polícia Militar, oriundo da extinta Guarda Civil. Lembramos os bons tempos de POÁ e inúmeras pessoas que já morreram. Os anos se passaram muito depressa. Tia LOURDES e Tia ANTONIETA estão entre esses lembrados do passado. Minha mãe diz que não quer festa na data de seu nonagésimo aniversário (dia 19 de novembro) e já falou disso para o CARLOS. Meu irmão retornou pessimista de uma viagem à EUROPA. Viu a ESPANHA e PORTUGAL envelhecidos, com muita gente desempregada.
ADALVO e FELIPE vão almoçar na casa de dona ONÍLIA, mãe do ADALVO. Minha filha MARIZETE sente-se cansada e prefere ficar no lar. Na tarde, o almoço sai às 14 horas. Minha mãe vai fazer uma comida congelada na frigideira e ficou uma porcaria. Ela retirara o alimento da geladeira ontem. Isto a deixou nervosa. Dona LILICA visita minha mãe. Deixo POÁ às 17 horas. Pego o trem da CPTM e vou até ARTUR ALVIM. Ali, me transporto para o metrô, alcançando a Estação ARMÊNIA. No EXPRESSO COCAIA retorno a GUARULHOS.
A primeira roda dos jogos das quartas de final do Campeonato Brasileiro tem tudo a favor do CORINTHIANS. Em PORTO ALEGRE, vitória sobre o GRÊMIO por 1 a 0, com um golaço do colombiano RINCÓN, o terceiro em dois jogos. Com o excelente resultado, a situação do CORINTHIANS, que era boa, porque terminou a primeira fase como líder, melhorou ainda mais. Uma vitória no próximo jogo, em SÃO PAULO, e estará classificado à semi-final. A PORTUGUESA também foi bem: 3 a 1 no CORITIBA, no CANINDÉ, invertendo a vantagem. Com o resultado, fica dependendo de uma vitória (ou dois empates) em CURITIBA. Complicada está a situação do SANTOS, que perdeu para o SPORT RECIBE (3 a 1) na ILHA DO RETIRO. O jogo foi tumultuado, com o juiz LUCIANO DE ALMEIDA marcando pênalti, voltando atrás e marcando novamente. Houve violência da PM pernambucana e revide dos santistas que prometem uma guerra nos dois jogos na VILA BELMIRO. No PALMEIRAS, FILIPÃO teme os estragos que a derrota para o CRUZEIRO tenha feito na confiança de seus jogadores para o jogo decisivo da COPA MERCOSUL na terça-feira (dia 17) contra o OLÍMPIA, no PARAGUAI.
Hoje, no IBIRAPUERA, a orquestra de GRENN MILLER encantou 70 mil pessoas, tocando sucessos das décadas de 1930 e 1940.
17 a. das anotações feitas em 15 de novembro de 1999 (segunda-feira): O PAULO CÉSAR, aos 19 anos, continua na folia com seus companheiros. Foi ontem até à CANTAREIRA, acompanhando os colegas com suas motos. Retornou na madrugada contando que o passeio transformou-se em tragédia. Um dos motoqueiros bateu num carro.
LUCINDA, contrariada, enfrenta outra parada dura, pela manhã. Surge como um mulambo o viciado JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA. A MARLENE manda-o embora. LUCINDA apóia a filha e parece que desta feita JCS deixa a companhia da MARLENE. Por dezenas de vezes não veio para casa preferindo “encher a cara”. Com essas situações erradas, LUCINDA fica nervosa e sente dores no peito. Mesmo assim continua trabalhando normalmente.
Sendo data feriada, não vou para a cidade de SÃO PAULO. Na biblioteca revejo minhas memórias: 8 a 21 de novembro de 1986/1987/1088 e 15 a 21 de novembro de 1993 a 1998.
O encontro IBERO-AMERICANO reúne 21 líderes em CUBA. Entre eles está o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Chegam a 452 os mortos no tremor da TURQUIA. Ainda sob o impacto do terremoto de 12 de novembro, a TURQUIA está se preparando para o início do encontro da ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA E COOPERAÇÃO DA EUROPA (OSCE) que reunirá Chefes de Estado e Governo de 54 nações nos dias 18 e 19 de novembro.
A polícia recuperou o GOL 1000 furtado do Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, no dia 12, na zona norte. O veículo foi encontrado em ITAPEVI e ALEXSANDRO APARECIDO ROSA confessou o crime.

ACONTECEU EM 15 DE NOVEMBRO DE 2000 : -    TERÇA-FEIRA
SOLENIDADE NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, presidida pelo DIRETOR DE ENSINO E INSTRUÇÃO, Cel. VALDIR SUZANO. O atual cmt. da APMBB é o Cel. JAIRO PAES DE LIRA. Presenças dos CORONÉIS GUIMARÃES e CASADO, do PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC - GERALDO FARIA MARCONDES, dos Coronéis MENDES e VENTURA, conselheiros da SOCIEDADE, dos veteranos PAULINO DELFINO NOGUEIRA, DORIVAL MARQUES DOS SANTOS e GERALDO PIRES DE OLIVEIRA.
FINALIDADE da SOLENIDADE: cultuar os 111 anos da República no BRASIL, entrega de MEDALHAS MMDC e PEDRO DE TOLEDO a oficiais e praças (no total de doze) que trabalharam na montagem da sala destinada ao culto da Revolução Constitucionalista de 32 e a entrega do CONJUNTO MOTORIZADO "CORONEL ADAUTO", que estava sob a guarda do CORONEL SUZANO (passará para a reserva em março de 2001) e que agora fica sob a guarda da APMBB. O CORONEL VALDIR SUZANO comunica o falecimento de seu companheiro de bancos da Academia, CORONEL Res. STEVAUX, vítima de um infarto, aos 49 anos, no inicio de novembro.
APMBB é um amplo palco de recordações fortíssimas. Ali, estudamos durante cinco anos e foi o berço de nosso aprendizado para a carreira de oficial. Agora, calejado pelos 33 anos e meio da ativa e saudoso pelos quase 9 anos na reserva, voltamos a rever o nosso "NINHO DAS ÁGUIAS". São mais de oitocentos alunos-oficiais em 2000. Quando ali estudamos, pouco passava de CEM.
Mérito intelectual (primeiros colocados das turmas de Asp/99 e cada aluno do CFO/00) escolhidos para receberem a Medalha  MMDC:
Aspirante a Oficial RODRIGO CARLOS DE CAMARGO;
Aluno Oficial FÁBIO NAKAHARADA;
Aluno Oficial CLÁUDIO FERREIRA DA SILVA;
Aluno Oficial ÂNDERSON DA SILVA DIAS BRASIL ; e,
Aluno Oficial NEWTON KRIGER TALLENS JÚNIOR.
Pelo empenho quando da reforma da sala MMDC -
Sr. JETHER BATELLA DO PRADO JÚNIOR;
1o. TENENTE ARTHUR ALVARES DE SOUZA;
Aluno Oficial PAULO CÉSAR DE PAIVA;
Aluno Oficial OSMAR JATOBA JÚNIOR;
1o. Sargento Ref. CELSO GATTO JÚNIOR;
Cabo ARALDO PACOLA;
Sd. SÍLVIO VENÂNCIO DA CRUZ' e,
Sd. VALDEMIR CONCEIÇÃO DE LIMA.
Fizeram uso da palavra: Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, Coronel JAIRO PAES DE LIRA e o CORONEL VALDIR SUZANO.
IMPONENTE DESFILE DA ESCOLA DE OFICIAIS ENCERRA A SOLENIDADE.
O Cel. MENDES deixa-me no ponto de ônibus BOM CLIMA, na ESTAÇÃO TUCURUVI-METRÔ, possibilitando o meu regresso para GUARULHOS.

MARGARIDA e o PAULO ISHIKAWA visitam-nos nesta tarde. Com o PAULO, assisto:
ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO 2002, no  MORUMBI :
BRASIL 1 (ROQUE JÚNIOR) x COLÔMBIA 0.
O jogo foi uma exibição medíocre da nossa Seleção. A estréia do técnico LEÃO simplesmente deixou a desejar. ROQUE JÚNIOR marcou o único gol da partida, aos 48 minutos do segundo tempo. O BRASIL ocupa o segundo lugar nas ELIMINATÓRIAS para a COPA DO MUNDO 2 002.

FALECEU o deputado federal e ex-presidente do DETRAN-RJ, CORONEL JOSÉ MAURÍCIO GARCIA, aos 44 anos, no Hospital Samaritano, no RIO. O parlamentar entrou em coma às 5h30 e um eletroencefalograma realizado as 10 horas confirmou a morte cerebral. No dia 14, sofreu um aneurisma cerebral. GARCIA chegou a ser cogitado para a coordenação de inteligência das polícias do Estado, no governo GAROTINHO.

Um avião da companhia portuguesa ASA PESADA incendiou e caiu logo após decolar do aeroporto de LUANDA, capital de ANGOLA. A aeronave era de fabricação russa e no acidente morreram os seus 39 ocupantes e uma pessoa em terra.

ANUNCIADO o internamento da atriz MELANIE GRIFFITH em uma clínica de reabilitação para se livrar da dependência de analgésicos.

MICHAEL ABRAM foi inocentado da acusação de tentar matar a facadas o ex-beatle GEORGE HARRISON e sua mulher, OLÍVIA HARRISON, em dezembro de 1999. O júri o considerou inocente por motivo de insanidade mental. Ele acreditava ser um enviado de DEUS cuja missão era matar HARRISON.
O corpo de EDOARDO AGNELLI, de 46 anos, foi achado embaixo de um viaduto da estrada TURIN-SAVONA. Era filho de GIOVANNI AGNELLI, senador vitalício na ITÁLIA e presidente honorário da FIAT. A polícia acredita na hipótese de suicídio.

ACONTECEU EM 15 DE NOVEMBRO DE 2001 : -     QUINTA-FEIRA
741593//42/  /2X513/ 82 10120315H1/ 6181/31323181/ - 6262  115113.
O estudo operacional desse plano começou em 26 de maio de 2001. Ainda não foi concluído. Necessita de reparos de outros oficiais.
Nesse feriado, quando comemoramos os 112 anos da PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA prefiro ficar em casa, embora tivesse alguns convites em quartéis, nas solenidades do evento. Com isso, posso arrumar toda a papelada de meus arquivos.
O SÃO PAULO derrotou o FLAMENGO por 3 a 1 no MORUMBI e ficou mais perto da classificação à próxima fase do Campeonato Brasileiro. Já o FLAMENGO continua na zona de rebaixamento.
O CORINTHIANS conseguiu um bom resultado em TAQUATINGA onde derrotou o BOTAFOGO (RJ) por 4 a 2. O PALMEIRAS continua em queda livre. Perdeu pela sexta vez consecutiva. O ATLÉTICO MINEIRO venceu o alvi-verde por 2 a 1. EM PORTO ALEGRE: INTER 3 x SANTOS 0. O SÃO CAETANO é mais líder do que nunca. Chegou aos 50 pontos ao derrotar o GUARANI por 2 a 0. Ainda tivemos: PONTE PRETA 1 x JUVENTUDE 0; PORTUGUESA 1 x CRUZEIRO 3; BOTAFOGO (SP) 2 x VITÓRIA 0.

GUSTAVO KUERTEN perdeu para o espanhol JUAN CARLOS FERRERO e foi eliminado do MASTERS CUP DE SYDNEY. O australiano LLEYTON HEWITT poderá tomar a liderança do ranking da Corrida dos Campeões, se vencer amanhã, seu compatriota PATRICK RAFTER, também já eliminado da competição.

O EIRE é o 31º país classificado para a COPA DO MUNDO 2002. A última vaga será disputada entre AUSTRÁLIA e URUGUAI.

REVOLTA MARCA ENTERRO DE GAROTA MORTA POR PMs:-
Para testemunhas, ação foi de "truculência" desnecessária; amiga diz estar com medo de tudo. A família da estudante ANGÉLICA GERALDA ROSA, de 16 anos, morta na terça-feira (dia 13), por policiais-militares, vai processar o Estado por danos morais e materiais. O enterro foi no cemitério da Saudade, em SÃO MIGUEL PAULISTA. O sargento JOSÉ APARECIDO DE MATTOS e os soldados RENATO DOS SANTOS VICENTE e ALEXANDRE ISAAC ALVES, da Força Tática do 32o. Batalhão de Polícia Militar, perseguiam o motoqueiro WILLIAM ALCIDES DOS SANTOS, que não parou numa blitz. A busca terminou na Panificadora Moreira, no ITAIM PAULISTA. Os policiais militares desceram do carro disparando contra o motoqueiro e um dos tiros atingiu ANGÉLICA no peito.

GRUPO DE BIN LADEN TINHA MANUAL DE ARMA NUCLEAR :-
Mulá MOHAMMAD OMAR, líder da milícia Taleban, promete destruir os EUA. Documentos contendo informações sobre como construir uma bomba nuclear e armas de longo alcance foram encontrados hoje num prédio abandonado que pertencia à rede AL QAEDA, em CABUL. Também foram achados papéis envolvendo o grupo comandado pelo saudita OSAMA BIN LADEN em negociações para fabricar armas biológicas e químicas. Parte dos escritos estava queimada, com indícios de que os talebans tentaram destruir as provas antes de abandonar a Capital. O local era utilizado como treinamento para militares da organização. Em resposta á ofensiva norte-americana no AFEGANISTÃO, o mulá MOHAMMAD OMAR, líder dos talebans, declarou à rede inglesa de televisão BBC que tem um plano para destruir os Estados Unidos.

MAIS UMA BALA PERDIDA. DESTA VEZ, A VÍTIMA FOI UM BEBÊ:- Tiroteio entre gangues de traficantes provocou a morte de LUIZ FELIPE FERNANDES, de apenas 2 anos. Ele estava no colo do padrasto e foi atingido por um tiro na cabeça. O fato aconteceu no JARDIM PERI ALTO, zona norte da cidade de São Paulo.

BATEU O CARRO CONTRA UM POSTE o sertanejo CAMARGO, da dupla CLAYTON e CAMARGO. O irmão do também cantor ZEZÉ DI CAMARGO atribuiu o acidente à chuva e não por estar a 78 km/h em local onde o permitido era 60 km/h. Ele foi hospitalizado com ferimentos leves e será liberado amanhã.

2 002  :  -       SEXTA-FEIRA
HÁ UM SÉCULO (15 de novembro de 1902), numa publicação de jornal: – O governo da REPÚBLICA passa hoje às mãos do Dr. CAMPOS SALLES para as do Dr. RODRIGUES ALVES. O primeiro sai do poder impopularíssimo; o segundo vai ao poder cercado de geral, quase indiferença. Não há meio de se ocultar este fato, que é de maior evidência: inúteis as pompas dos bailes e banquetes, que o subsídio dos senadores e deputados governistas paga quase à força, e para os quais só concorrem espontaneamente os lucros certos ou prováveis dos homens de negócio que enriqueceram na situação que ainda ou que pretendem enriquecer na que começa.

EXPOARTE – GERALDO APPARECIDO FONSECA – CIDO – tem a honra de convidar para a inauguração da sua exposição de pintura.
VERNISSAGE: 15 DE NOVEMBRO DE 2002, ÀS 19 HORAS.
EXPOSIÇÃO: de 15 DE NOVEMBRO À 1 º DE DEZEMBRO DE 2002
LOCAL : RUA 26 DE MARÇO , 320, CENTRO – POÁ – SÃO PAULO.
APRESENTAÇÃO : - Como em todos os tempos, a arte em seus múltiplos aspectos sobrepõe-se de forma régia perante os olhos da alma daqueles que descobriram nela a essência da vida.
Situando o valor da arte e a capacidade dos eleitos que à ela cedem espaço, CIDO, artista plástico poaense, apresenta-se nesta exposição inserindo-se aos já consagrados como digno representante de POÁ perante à comunidade artística do ALTO TIETÊ.
Desponta retratando em suas telas o cotidiano em seu alegre colorido, manuseando com habilidade diversos estilos e imprimindo o seu próprio e a sua filosofia.
Com esta exposição, POÁ é palco de um talento de múltiplas faces sempre renovadas com classe e beleza.
Por essa razão no mesmo patamar da sensibilidade artística de alma, estão os privilegiados que têm nessa oportunidade a ocasião de observar e valorizar a expressão de um ser.
Neste momento oportuno, todos os visitantes poderão compartilhar com o artista e ter a chance de decorar seus lares com o valor da arte plástica.

HOJE, o polonês naturalizado brasileiro SAMUEL KLEIN completa 79 anos e seu maior empreendimento, as CASAS BAHIA, 50 anos de atividade no País. São 330 lojas, 6 milhões de carnês e milhões de clientes que até outubro deixaram três bilhões e 100 milhões de reais nas caixas da rede. SAMUEL KLEIN revela esses números com a mesma naturalidade com que relembra os primeiros tempos, quando, fugindo do nazismo e depois do comunismo, chegou ao BRASIL. Tinha seis mil dólares no bolso, a mulher ANA, o filho MICHAEL e um sonho como companheiros: prosperar e criar raízes. Chegando ao BRASIL, comprou uma casa e uma charrete, fincou os pés no chão e começou a percorrer as ruas de SÃO CAETANO DO SUL para vender artigos de cama, mesa e banho. Na seqüência, vieram três filhos e a primeira loja. Simples e irreverente, SAMUEL KLEIN diz que seu segredo “é vender a quem precisa”.

Para comemorar o aniversário dos 101 anos da PRAÇA DA REPÚBLICA, a Secretaria Municipal de Abastecimento promove uma festa hoje, a partir das 8 horas. Além do funcionamento da tradicional feira de Artes e Artesanato da PRAÇA DA REPÚBLICA, haverá show com a cantora VANESSA JACKSON, vencedora do primeiro programa FAMA, da TV GLOBO. Também a coordenadoria da Campanha NATAL SEM FOME – programa desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo e Ação de Cidadania – estará no local arrecadando doações.

Dona DEOLINDA e dona MARIA, filhas de dona ESMERALDA, visitam a mãe nesta data. Permanecem em casa durante algumas horas. Como é feriado, não vou para SÃO PAULO. Procuro colocar em dia os meus papéis, organizando as várias pastas, sobre os assuntos que arquivo.

A CASA DE DETENÇÃO vai ser implodida no início de dezembro. A data deverá ser anunciada pelo governador GERALDO ALCKMIN na próxima semana. HOJE, foi o último dia de visitação ao presídio desativado. Desde 20 de setembro, pelo menos 90 mil pessoas passaram pelos pavilhões 2,5 e 7, os únicos abertos ao público. O presídio vai ceder espaço para a abertura do PARQUE DA JUVENTUDE, uma extensa área  de  lazer e atividades esportivas, culturais e sociais. Inaugurada em 1 956 pelo governador JÂNIO QUADROS, a CASA DE DETENÇÃO abrigou 117 mil homens em seus 46 anos de existência. O presídio passou a ser mundialmente conhecido a partir de 2 de outubro de 1 992, quando 111 presos do pavilhão 9 foram massacrados pela TROPA DE CHOQUE da POLÍCIA MILITAR. A matança foi manchete em jornais da EUROPA e dos EUA. A CASA DE DETENÇÃO também foi cenário de rebeliões sangrentas, mortes e fugas espetaculares. Mas os detentos condenados a mais de trinta anos gostavam de cumprir pena no presídio e até o apelidaram de “gozolândia”, porque lá tinham visita íntima, desfrutavam de um grande espaço, usavam telefone celular e também consumiam maconha, cocaína, crack e álcool à vontade.

O casal ALEXANDRE JOAQUIM PEREIRA DA PAZ e SILVANA DOS SANTOS RAIMUNDO foi morto com 11 tiros de pistola, hoje de madrugada, em sua casa, na RUA PIRAÍ DO SUL, 42, BAIRRO VILA FLÓRIDA, GUARULHOS. O corpo de SILVANA foi encontrado na cama e o do marido na residência do vizinho. A polícia suspeita que ele tenha tentado fugir e foi baleado ao pular o muro.

O delegado SANDRO WITTMAN PEREIRA, de 35 anos, foi assassinado nesta noite ao tentar impedir um assalto na zona norte. O crime aconteceu na pizzaria D´PÁDUA, na rua do IMPERADOR, 1999, na VILA GUILHERME. SANDRO PEREIRA era plantonista do 69º Distrito Policial (TEOTÔNIO VILELA). Ele estava de féria e tinha saído com a mulher e os filhos para comprar pizzas.

A CAPELA DO MENINO JESUS E SANTA LUZIA, que fica na Rua TABATINGUERA, região central de São Paulo, foi tombada hoje pelo CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E AMBIENTAL DE SÃO PAULO. Concluída em 1901 – está prestes a completar 101 anos, em 13 de dezembro -, a capela foi construída a pedido de ANNA MARIA DE ALMEIDA LORENA MACHADO, da família do CONDE DE SARZEDAS, proprietário das terras na época. Ela seria o segundo templo em estilo gótico a ser erguido na capital – o primeiro teria sido a CAPELA DA SANTA CASA, de 1885. Além disso, seu interior abriga pinturas do artista florentino ORESTE SERCELLI, morto em 1927.

O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e o presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, tiveram agendas bem diferentes hoje. LULA viajou para BRASÍLIA, ocupando pela primeira vez a residência oficial da GRANJA DO TORTO. Durante a viagem, em um vôo normal de carreira, LULA aproveitou para visitar a cabine e até posar com o quepe do piloto. FERNANDO HENRIQUE, que participa do evento de chefes de Estado na REPÚBLICA DOMINICANA, aproveitou a manhã livre para ir à praia ao lado de dona RUTH CARDOSO.

FALECEU o ex–deputado estadual PAULO SOGAYAR, vítima de infarto. O parlamentar, nascido em RIBEIRÃO CLARO, PARANÁ, em 4 de abril de 1938, exerceu seu mandato no Parlamento paulista pelo PMDB entre 1983 e 1987.

O dirigente chinês HU JINTAO assumiu hoje a liderança do PARTIDO COMUNISTA CHINÊS. Agora, cabe a ele comandar a crescente economia do País asiático e manter um firme controle do partido, após a saída de seu antecessor, o presidente JIANG ZEMIN. JINTAO, de 59 anos, foi formalmente nomeado CHEFE DO PCC depois de meses de disputas secretas pelo poder.

Doze israelenses foram mortos e outros quinze feridos ao serem atacados por franco-atiradores palestinos quando se dirigiam ao TÚMULO DOS PATRIARCAS, nos arredores da cidade de HEBRON, na CISJORDÂNIA, hoje à noite. A emboscada, reivindicada pelo grupo fundamentalista JIHAD ISLÂMICA, ocorreu por volta das 19 horas (hora local), pouco depois do início do shabat (dia de descanso judaico), em uma estrada conhecida como o “caminho dos fiéis”.

O EXÉRCITO DA COLÔMBIA resgatou hoje o arcebispo de ZIPAQUITÁ e presidente da Conferência Episcopal Latino–Americana, dom JORGE ENRIQUE JIMÉNEZ, e o padre de PACHO, DESIDÉRIO ORJUELA. Ambos tinham sido seqüestrados, no dia 12 de novembro pelas FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA – FARC -. Dois guerrilheiros foram mortos durante combates para libertar os religiosos.

Violento combate entre tropas governamentais nepalesas e rebeldes maoístas deixaram mais de CEM MORTOS, informou o Ministério do Interior do NEPAL. O choque ocorreu no povoado de JUMLA, 600 quilômetros a noroeste de KATMANDU, a capital do País. Cerca de três mil rebeldes tentaram invadir o povoado, tomando civis como escudos. O Exército reagiu.

No MASTERS CUP DE XANGAI, CARLOS MOYÁ venceu ALBERT COSTA, classificando o australiano LLEYTON HEWITT para uma vaga na final. HEWITT terá pela frente o suíço ROGER FEDERER. A outra semifinal será entre JUAN CARLOS FERRERO e CARLOS MOYÁ.

O cantor MICHAEL JACKSON enfrentou na CALIFÓRNIA a segunda audiência do processo movido contra ele por um ex–empresário. MARCEL AVRAM exige vinte e um milhões e duzentos mil dólares, pois o artista descumpriu a agenda de shows em 1999. JACKSON chegou quatro horas atrasado e parecia sonolento. Seu visual despertou polêmica. O nariz parecia retocado com maquiagem, assim como as sobrancelhas.
2 003   :   -   741593//42/  /2X513/  82  10120315h1/   6181/31323181/   (165). SÁBADO.  O estudo operacional desse plano começou em 26 de maio de 2001. Foi feita uma adaptação para 6262 115113 no ano passado, exatamente no dia 15 de novembro, e agora voltamos a trabalhar nele, melhorando um dos capítulos. Leva algum tempo nesta data.
FALECEU o MAJOR Ref. JERÔNIMO LELIS MOREIRA.

O Presidente da Associação dos Policiais Militares da Reserva, Reformados, da Ativa e Pensionistas da Caixa Beneficente da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO – AIPOMESP – tem a honra de convidar V. Excia. e Exma. Família para a solenidade de lançamento da pedra fundamental de sua sede própria na Capital, que terá início às 10 h do dia 15 de novembro de 2003, na Sede Central, à rua Voluntários da Pátria, 642 – SANTANA – SÃO PAULO
Ass.              GESOFATO VERNIN
Presidente da AIPOMESP

PRIMEIRA FESTA DA PRIMAVERA E ENCONTRO MOTOCICLÍSTICO, EM PROL DO LAR SÃO VICENTE DE PAULO, em PIRACAIA: 12 HORAS – ALMOÇO e 20 HORAS – BANDA ART FINAL – BANDA CORPUS – BANDA ARTÉRIA e outros conjuntos. LOCAL : CENTRO ESPORTIVO MUNICIPAL – EMBASA.

O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está envolvido com a festa da primavera de PIRACAIA, pois há anos participa da organização dos eventos musicais dessa cidade, juntamente com o SARGENTO OLIVEIRA, do CSM-AM. Sai de casa por volta das 16 horas, a fim de reunir os seus amigos músicos para ir a PIRACAIA. Mais tarde, LUCINDA recebe a notícia que o carro dele está quebrado da ESTRADA DA CAPELINHA, não podendo continuar a viagem para PIRACAIA. O problema é a falta de comunicação com ele. As horas vão passando e não sabemos de detalhes do que realmente aconteceu na viagem.
Por volta das 22 horas, o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR telefona para sua mãe, de PIRACAIA. Houve uma certa confusão na transmissão do SARGENTO OLIVEIRA para a LUCINDA. Não foi o carro do JOÃO que quebrou, mas sim de um dos componentes do conjunto, que o consertou e conseguiram chegar, embora atrasados, à cidade onde o show já começou. Tudo está bem com eles.

Em uma noite de muita festa no PARQUE ANTÁRTICA, o PALMEIRAS derrotou o MARÍLIA por 2 a 0, gols de BAIANO e LÚCIO, e só precisa de um ponto contra o SPORT, na próxima rodada, para garantir seu retorno à divisão de elite do futebol.

A SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-23 venceu o CORINTHIANS por 2 a 0 em amistoso disputado hoje no estádio BENEDITO TEIXEIRA, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. ROBINHO e EDU DRACENA fizeram os gols do BRASIL, que se prepara para disputar o pré-olímpico no CHILE, em janeiro de 2004. A partida marcou a volta do volante VAMPETA ao CORINTHIANS depois de sete meses afastado dos gramados por contusão. Ele havia prometido não mais vestir a camisa do TIMÃO em 2003. As duas equipes jogaram desfalcadas. O técnico da seleção olímpica, RICARDO GOMES, não pôde contar com DIEGO, ELANO e KAKÁ, que servem a seleção principal, além do atacante ADRIANO, do PARMA, contundido. No CORINTHIANS, as ausências foram do lateral-direito COELHO, na seleção sub-20, além de FABINHO, MARQUINHOS, PINGO e ROGÉRIO, contundidos. JÔ e ABUDA foram dispensados para defender o time juvenil no Paulistão da categoria.

O SPORT venceu o BOTAFOGO por 3 a 1, hoje, na ILHA DO RETIRO, e voltou a sonhar com uma das vagas de acesso à elite do futebol brasileiro.

O norte-americano ANDRE AGASSI disputa amanhã a final do MASTERS CUP, competição que reuniu os oito melhores tenistas da temporada. AGASSI derrotou hoje o alemão RAINER SCHUETTLER. O adversário da final sairá do confronto entre o americano ANDY RODDICK e o suíço ROGER FEDERER.

ELIMINATÓRIAS PARA A COPA DO MUNDO 2006: PARAGUAI 2 x EQUADOR 1; URUGUAI 2 x CHILE 1  e COLÔMBIA 0 x VENEZUELA 1.

A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei conquistou o segundo lugar da COPA DO MUNDO DO JAPÃO, depois de vencer a ITÁLIA por 3 sets  a zero, garantindo assim uma das três vagas para a OLIMPÍADA DE ATENAS, em 2004. A capitã da equipe, FERNANDA VENTURINI, disse que, com este título, está recuperada a esperança do grupo. O campeonato mundial ficou com a CHINA.

DENUNCIADOS pelo Ministério Público por crime de tortura, 13 PMs do extinto GRADI (GRUPO DE REPRESSÃO E ANÁLISE DOS DELITOS DE TOLERÂNCIA) já gastaram, juntos, 154 mil reais com advogados. Eles estão insatisfeitos com a Polícia Militar porque não receberam assistência jurídica da Corporação.

Os corpos de MARIA APPARECIDA FONSECA SMITH, de 85 anos, e de sua filha MIRIAN FONSECA SMITH, de 61, encontradas mortas na quinta-feira, dia13, no JARDIM EUROPA, foram enterrados hoje às 9 horas no Cemitério do ARAÇÁ, no PACAEMBU. Apenas dez pessoas compareceram ao enterro. A advogada da família, CAMILA HUNGRIA, estava no local e não permitiu entrevistas dos parentes. Ela alegou direito à privacidade e disse que o caso ainda está sob investigação. Segundo dados do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico-Legal, MARIA APPARECIDA foi baleada na barriga. O corpo dela foi carbonizado sobre a cama após ter sido banhado com querosene. O crime teria acontecido dez dias antes e a polícia só tomou conhecimento do caso na noite do dia 13. O corpo de MIRIAN, também encontrado na residência da família, tinha quatro perfurações de bala. O revólver ainda não foi localizado pela polícia. A suspeita, segundo o delegado MAURO GUIMARÃES SOARES, do 15º DISTRITO POLICIAL – ITAIM BIBI – é que a filha tenha matado a mãe e se suicidado depois.

O ex-PM ARLINDO IMAGINÁRIO FILHO foi absolvido da acusação de ter participado da CHACINA DE VIGÁRIO GERAL. O julgamento durou mais de 20 horas e terminou na manhã de hoje. ARLINDO tinha sido condenado a 441 anos de prisão e teve direito a um segundo julgamento. Foi inocentado por cinco votos a dois por insuficiência de provas. A PROMOTORIA tem cinco dias para recorrer da decisão.

Um menor de 16 anos é acusado de ter sido o autor do disparo que matou o turista francês PIERRE YVES SAN LÊ GOFFIC, de 69 anos, em FOZ DO IGUAÇU. PIERRE e a mulher, PELLERIN GOFFIC, de 68, foram abordados por três rapazes quando caminhavam nas proximidades do hotel em que estavam hospedados. PIERRE reagiu ao assalto e foi morto com um tiro no abdômen, ontem, dia 15. Logo depois do assalto, dois menores foram presos, um deles identificado pela mulher do turista como o autor do disparo. O terceiro envolvido, de 18 anos, conseguiu fugir. PELLERIN e uma amiga embarcaram hoje, às 16 horas, no Aeroporto Internacional de FOZ DO IGUAÇU para retornar à FRANÇA. O corpo do turista permaneceu no IML de FOZ.

O Coronel PM do ESPÍRITO SANTO, WÁLTER GOMES FERREIRA, foi transferido ontem à noite para a Penitenciária de Segurança Máxima em DOURADOS, no MATO GROSSO DO SUL. O Coronel cumpria pena no Presídio da PAPUDINHA, no ACRE, desde dezembro de 2002. Ele é acusado de mandar matar o juiz ALEXANDRE MARTINS DE CASTRO FILHO, de dentro do presídio acreano. O crime, que aconteceu em VITÓRIA, no ESPÍRITO SANTO, foi em março deste ano. CORONEL FERREIRA, como também é conhecido, é acusado por uma força-tarefa do ESPÍRITO SANTO de ser o braço armado do crime organizado no Estado. Responde a vários processos, como sonegação fiscal e pistolagem. A transferência dele para MATO GROSSO DO SUL, segundo a Polícia Federal, é uma medida de segurança.

Pelo menos 24 pessoas morreram e 215 ficaram feridas quando dois carros-bomba explodiram hoje em frente a duas sinagogas em ISTAMBUL. As autoridades turcas acreditam que as explosões – que ocorreram por volta das 9:30 horas, durante as orações do SABBATH judeu – foram um ataque terrorista coordenado, embora ainda não esteja claro quem foi o responsável. Um dos carros-bomba foi detonado a um metro da sinagoga NEVE SHALOM, a maior da cidade, no movimentado bairro de KULEDIBI. A fachada da sinagoga foi abaixo. O outro carro explodiu quase que simultaneamente a cinco quilômetros dali, perto da sinagoga BETH ISRAEL, que fica no distrito de SISLI, onde vivem membros da comunidade judaica, armênia e grega. A maioria dos mortos era gente que passava em frente aos templos na hora.

Pelo menos 12 pessoas morreram na queda de uma passarela que levava ao transatlântico QUEEN MARY II no porto de SAINT NAZAIRE, no oeste da FRANÇA, onde o navio estava sendo construído. Hoje foi o primeiro dias de visitas antes da fase de testes no mar. O QUEEN MARY II é o maior navio de passageiros do mundo, com capacidade para mais de três mil pessoas. A embarcação começou a ser construída em 2002 pela companhia francesa ALSTOM. A viagem inaugural está prevista para janeiro de 2004, no trajeto entre NOVA YORK nos, EUA, e SOUTHAMPTON, na INGLATERRA. O BRASIL está na lista das viagens inaugurais do QUEEN MARY II. Em 21 de fevereiro de 2004, o transatlântico chegará ao porto do RIO DE JANEIRO.

ASSISTO na GLOBO o filme A REDE, de 1995. Direção de IRWIN WINKLER, com SANDRA BULLOCK, JEREMY NORTHAN, DENNIS MILLER e DIANE BAKER. Uma operadora de sistemas descobre o que não devia na internet e vira alvo de uma caçada humana. Os poderosos envolvidos em tramas diabólicas de extorsão e crimes diversos deletam sua identidade, colocando um assassino no seu encalço. SANDRA BULLOCK estava na fase de heroína de ação, em filmes como O DEMOLIDOR e VELOCIDADE MÁXIMA.

2 004   :   -  SEGUNDA-FEIRA  P (32)
Nesse dia feriado, apenas saio para ir comprar remédios para a LUCINDA. Aproveito a manhã para registrar os principais acontecimentos da semana que passou em minhas memórias. A alta temperatura do sábado é amainada, mais tarde, por pancadas d´água, que melhoram bem a situação sufocante em que estávamos nesses últimos dias. O meu problema de pressão alta sofre com o aumento da temperatura e vivo melhor no frio.

O caderno METRÓPOLE de “O ESTADO”, traz na primeira capa a reportagem “PLANO DA PM PARA REDUZIR CRIME EM 7% DEPENDE DA ASSEMBLÉIA”, elaborada por MARCELO GODOY. O plano é ambicioso. Padronizar o gerenciamento da PMESP e a forma como cada batalhão atua e distribuir o efetivo de acordo com 13 critérios, que vão dos índices de roubos e homicídios à freqüência de manifestações sociais, além da população residente e flutuante do lugar. Essa mudança depende da Assembléia e, depois de seis meses, tudo indica que será aprovada esta semana.
Há dois anos e sete meses no comando da PMESP, o CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES passará para a reserva em 42 dias acreditando que os futuros comandantes da Corporação não vão se desfazer do programa de reorganização da polícia, como ocorreu com o radiopatrulhamento-padrão nos anos 1980. Para ele, acabou a época em que “cada coronel fazia sua polícia”. Em seus dois anos e sete meses no cargo, o total de delitos no Estado aumentou de 1,3 milhão (2002) para 1,46 milhão (2004), ao mesmo tempo em que os homicídios caíram 22,6% e os roubos cresceram 6,3%, quando se compara os noves primeiros meses de 2004 com o mesmo período de 2002.
Pelo novo plano a área do TATUAPÉ e da MÓOCA deverá ser reforçada com a criação do CPAM-11. Na mesma região, será criado o 38º BPMM, que vai cuidar do policiamento em SÃO MATEUS e o 39º BPMM, em ITAQUERA. Na zona sul, o plano prevê a criação do 37º BPMM (JARDINS HERCULANO, ÂNGELA e CAPELA DO SOCORRO e CIDADE DUTRA). Na zona norte, a VILA GUSTAVO receberá mais uma companhia. No ABCD, as cidades de SÃO BERNARDO e SANTO ANDRÉ terão cada uma mais um batalhão – 40º e 41º, respectivamente- e o policiamento das estradas em um raio de 100 km da capital ficará a cargo de outra unidade a ser criada: o 4º BATALHÃO DE POLÍCIA RODOVIÁRIO. O interior terá um novo CPA em PRESIDENTE PRUDENTE (região hoje subordinada ao comando de BAURU) e novos batalhões: o 48º BPMI (SUMARÉ, NOVA ODESSA, HORTOLÂNDIA e MONTE MOR); 49º BPMI (NORTE DE JUNDIAÍ, ITATIBA, CAMPO LIMPO PAULISTA, LOUVEIRA, JARINU e MORUNGABA); 50º BPMI (ITU, SALTO, SÃO ROQUE, PORTO FELIZ, TIETÊ, ARAÇARIGUAMA e JUMIRIM).

Bandidos fizeram dois arrastões em edifícios de luxo na madrugada, no PARQUE DA MÓOCA e na VILA PRUDENTE, dois bairros da zona leste de SÃO PAULO. No PARQUE DA MÓOCA, em um prédio de doze andares, os criminosos mantiveram funcionários e moradores reféns por mais de sete horas e até ofereceram lanches e refrigerantes para as vítimas. Na VILA PRUDENTE, uma quadrilha entrou no edifício de treze andares, roubou quatro apartamentos e saiu sem ser notada. Nos dois casos, ninguém foi preso. A polícia afirma que os crimes não estão relacionados. Segundo levantamento do TENENTE JOSÉ ELIAS DE GODOY, autor do “MANUAL DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS”, o número de casos chega a 18 por mês no Estado. De acordo com GODOY, o registro desse tipo de crime teve crescimento de 15% neste ano em relação a 2003.

Parte do dinheiro que o PT arrecadou para a compra de sua nova sede ficou bloqueada no BANCO SANTOS, que está sob intervenção do BANCO CENTRAL desde sexta-feira, dia 12. O presidente nacional do partido, JOSÉ GENOÍNO, estima que cerca de 500 mil reais estão retidos. Os interventores limitaram os saques a vinte mil reais.
O controlador do BANCO SANTOS, EDEMAR CID FERREIRA, defende a venda da instituição para sanar os problemas de liquidez que levaram à interdição pelo BANCO CENTRAL. Ele esteve reunido hoje com advogados. O banco ficou sem caixa depois de sofrer uma corrida de clientes.

Há quatro anos, era GUSTAVO KUERTEN que chegava à MASTERS CUP – competição que encerra a temporada de tênis – como favorito. GUGA venceu o americano ANDRE AGASSI na final e terminou a temporada de 2000 como número um do mundo. Hoje, GUGA se recupera de sua segunda cirurgia no quadril e será obrigado a acompanhar pela tevê a luta de sete tenistas para tentar derrotar o suíço ROGER FEDERER, líder do ranking mundial e praticamente imbatível em 2004. O suíço abre a competição hoje, às 17 horas, contra o argentino GASTON GAUDIO. Às 23 horas, o australiano LLEYTON HEWITT pega o espanhol CARLOS MOYÁ.
FEDERER conquistou três GRAND SLAMS na temporada – Abertos da AUSTRÁLIA e dos EUA e WIMBLEDON – perdeu apenas seis partidas e venceu 69. Um dos tenistas que conseguiu derrotá-lo foi justamente GUGA, em ROLAND GARROS. Os oito melhores tenistas de 2004 estão divididos em dois grupos. Na chave vermelha estão FEDERER, GAUDIO, HEWITT e MOYÁ. Na azul estão o russo MARAF SAFIN, o americano ANDY RODDICK, o argentino GUILLERMO CORIA e o inglês TIM HENMAM.
Nesta segunda-feira, o suíço ROGER FEDERER estreou com o pé direito na MASTERS CUP, competição que reúne os oito melhores jogadores da temporada. Venceu o argentino GASTON GAUDIO, campeão de ROLAND GARROS. Amanhã, será dada a largada no grupo azul. O russo MARAT SAFIN enfrenta o argentino GUILLERMO CORIA e o americano ANDY RODDICK pega o inglês TIM HENMAN.

Por discordar das diretrizes do governo na questão dos desaparecidos políticos e da abertura de arquivos secretos do regime militar, o presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos da Presidência da República, JOÃO LUIZ PINAUD, anunciou hoje sua decisão de deixar o cargo – o que pretende formalizar num encontro com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, agendado para 9 de dezembro. A decisão, porém, já foi informada ao secretário Nacional dos Direitos Humanos, NILMÁRIO MIRANDA, e este já anunciou o nome do substituto, o advogado AUGUSTINO VEIT.

Vaias, protestos e gritos de “traidor”, partidos de um grupo de cerca de 30 estudantes, marcaram a presença do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA em MACEIÓ e tumultuaram seu discurso em comemoração dos 115 anos da PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. Os estudantes jogaram ovos e tomates no palanque, mas nenhuma autoridade foi atingida, pois a distância era grande. Além do mal-estar, houve faixas de protestos e palavras de ordem contra a reforma universitária. “Como eu gritei a vida inteira em todos os palcos do mundo, nunca vou achar ruim que as pessoas gritem”, disse LULA, ao responder às manifestações. “Mas, muitas vezes, as pessoas gritam sem saber por que estão gritando”. Debaixo de um sol escaldante, de 35 graus, o presidente passou em revista as tropas, depositou flores no busto do MARECHAL DEODORO DA FONSECA e lançou a pedra fundamental para a construção de um memorial à República no local.

O ex-deputado federal JOÃO ALVES, o mais conhecido dos “anões do orçamento”, que morreu de câncer ontem aos 85 anos, foi enterrado hoje à tarde no cemitério JARDIM DA SAUDADE, no bairro de BROTAS, em SALVADOR. O sepultamento passou despercebido por seus eleitores e até os vizinhos do elegante MORRO DO GATO, no bairro da BARRA, se ausentaram. Um dos filhos, LANDULFO ALVES, disse que nenhuma autoridade foi convidada. A carreira política de ALVES foi desenvolvida em quatro mandatos federais pela ARENA, um pelo PDS e outro pelo PFL, sempre aliado a grupos políticos conservadores. O ex-deputado se afastou da política em 1993 por conta das acusações de tráfico de influência. Foi na ocasião que ALVES passou a ser chamado de “anão do orçamento”, como a imprensa classificou os políticos envolvidos em esquemas de recebimento de propinas de empreiteiras.

A prefeita MARTA SUPLICY e o governador GERALDO ALCKMIN jantaram juntos no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado. Mas o encontro não serviu para discutir política. Foi uma homenagem ao presidente da CHINA, HU JINTAO, que desde a semana passada faz visita oficial ao BRASIL. Com LULA, com quem esteve em BRASÍLIA, JINTAO estabeleceu meta de dobrar o comércio entre os dois países até 2007.

Depois de escapar de um assalto no cruzamento da Avenida PAULISTA com a alameda JOAQUIM EUGÊNIO DE LIMA, nos JARDINS, a advogada ADRIANA RUIZ VICENTIN, 25 anos, teve seu carro atingido por uma árvore. O acidente ocorreu às 21 horas. ADRIANA diz que só escapou da morte porque antes de atingir seu FIAT PALIO, a árvore, de médio porte, caiu primeiro sobre o PEUGEOT 106 do assistente de departamento pessoal LUIZ CARLOS BARBOSA, de 28 anos. “Estava assustada fugindo do assalto. Um moleque, que deve ter uns 7 anos, encostou o revólver no meu ouvido. Comecei a gritar e fugi. Quando olhei, tinha uma árvore caindo. Consegui frear antes de ela cair no capô do carro. Pensei que ia morrer. Tudo foi muito rápido”.

Uma briga envolvendo cerca de 20 jovens na saída da casa noturna AVELINO´S, na praia do PEREQUÊ, GUARUJÁ – freqüentada pela classe média e alta – deixou pelo menos cinco feridos. Os rapazes seriam de dois grupos distintos: um de RIBEIRÃO PRETO e outro da região do TATUAPÉ. Durante o tumulto, que teria se iniciado por causa de uma garota, os jovens chegaram a arremessar extintor de incêndio e usaram até garrafa de bebida estilhaçada para ferir os inimigos. Essa casa noturna foi palco de uma discussão ocorrida no dia 31 de outubro, que culminou com a morte de MILA PERILO BORGUETTI, de 21 anos.

Pelo menos 50 iraquianos morreram hoje em pesados combates entre tropas americanas e rebeldes em BAQUBA e BUHRIZ, no norte de BAGDÁ, e em SUWAYTAH, ao sul da capital. Esses ataques são parte da ofensiva dos insurgentes em várias áreas da região sunita do país, desencadeada depois que as tropas dos EUA e a GUARDA NACIONAL do IRAQUE lançaram há uma semana uma ofensiva de larga escala para retomar o controle de FALLUJAH. Houve confrontos também em RAMADI e MOSSUL. Cinco homens-bomba atacaram alvos americanos, ferindo nove soldados. Um soldado americano é suspeito de ter matado com um disparo a sangue-frio na cabeça de um iraquiano ferido, que estava caído no chão, durante a operação em FALLUJAH.

A rede de TV NBC exibiu, nesta segunda-feira, uma dramática seqüência de imagens da execução de um prisioneiro iraquiano, desarmado e rendido em uma mesquita de FALLUJAH. Os dois marines presentes no local travaram o seguinte diálogo: “Este f.d.p. está se fingindo de morto”, diz um deles. “Sim, ele está respirando”, responde o outro. O primeiro marine se aproxima e atira na cabeça do iraquiano. “Agora está morto”. Segundo o correspondente KEVIN SITES, que filmou as cenas, outros quatro feridos foram mortos.

O secretário de Estado americano, COLIN POWELL, renunciou hoje ao cargo, assim como os secretários de AGRICULTURA, ANN VENEMAN, de EDUCAÇÃO, RODNEY PAIGE, e de ENERGIA, SPENCER ABRAHAM. Já são seis agora os departamentos que terão novos titulares no segundo governo do presidente GEORGE W. BUSH. A conselheira de Segurança Nacional da CASA BRANCA, CONDOLEEZZA RICE, uma das mais próximas colaboradoras de BUSH, será a substituta de POWELL, segundo altos funcionários da CASA BRANCA. Ela representará um reforço ao conservadorismo do governo.  POWELL foi uma voz quase isolada de moderação num grupo dominado por radicais. Representando uma política em que não acreditava, foi o secretário de Estado americano que menos viajou na era do jato. Ele informou a BUSH que pretende retornar à vida privada. POWELL disse hoje que ficará no cargo até que seu sucessor seja confirmado pelo Senado e ainda deve acompanhar BUSH a SANTIAGO, no CHILE.

Em NOVA DÉLHI, capital da ÍNDIA, fiéis se aglomeravam na mesquita de JAMA MASJID. Milhões de muçulmanos do mundo inteiro celebraram hoje o segundo dia da festa de EID AL-FITR, que marca o fim do mês sagrado do RAMADÃ. Na CAXEMIRA, região himalaia de maioria muçulmana dividida entre a ÍNDIA e o PAQUISTÃO, os religiosos rezaram por um acordo de paz entre os dois países. No EGITO, o governo libertou cerca de 200 presos como gesto de boa vontade.

ASSISTO na GLOBO “BEETHOVEN 4”, filme de 2001, dirigido por DAVID MICKEY EVANS, com JUDGE REINHOLD, JÚLIA SWEENEY, JOE PICHLER, MICHAELA GALLO, MATT Mc COY. No quarto filme da série, a família manda o são-bernardo que só apronta confusões para uma escola de cães. Lá dentro, ele é trocado, mas os NEWTONS demoram a perceber porque acham que as mudanças no comportamento de BEETHOVEN devem-se aos efeitos da tal escola.

Mais tarde, a GLOBO apresenta o filme nacional COMO SER SOLTEIRO, de ROSANE SVARTMAN, com HEITOR MARTINEZ, ERNEST PICCOLO, CÁSSIA LINHARES e ROSANA GARCIA, sobre conquistador da zona sul que ensina a jornalista tímido a bossa da conquista. No começo, CLÁUDIO, o personagem de ERNEST, não tem sorte com as mulheres. Mas depois de tomar umas lições com um amigo aprende tudo sobre a arte da conquista. Vai da teoria para a prática e torna-se o garanhão de plantão.

2 005   :   -   TERÇA-FEIRA
Um feriado interessante. Cai numa terça-feira e esculhamba com o desenvolvimento da semana. Levanto tarde. Procuro colocar no computador a ENCICLOPÉDIA DIGITAL ESTADÃO. Quando o PEDRO modificou a capacidade do HD de 3 giga para 20, “sumiu” a Enciclopédia que estava sendo introduzida no computador.
LUCINDA telefonou para o meu genro ADALVO, querendo saber se o aluguel do meu terreno, em POÁ, já foi colocado no banco. O ADALVO diz que isso foi feito em 8 de novembro. Ela quer o dinheiro e o CABO JOÃO leva-me até um caixa eletrônico, para retirar esse aluguel.
Procuro colocar em dia os meus arquivos neste feriado. A pior parte diz respeito ao arquivo “METRÓPOLE”. É o mais extenso e está atrasado desde o dia 8 de novembro.
MARLENE demonstra sinais de que não está bem. Treme muito. O problema é que ela é diabética. Além disso, está nervosa com os trabalhos escolares. Faço um levantamento pela Enciclopédia Digital do “ESTADÃO” sobre HITLER. Ela precisa comparar HITLER e BUSH.
MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM telefona à noite. Está muito preocupada com o “TÚNEL NOVE DE JULHO”. Acha que a reunião marcada para dia 23, quarta-feira, é muito tarde. Quer o empenho na lide jurídica. Iremos ver isso amanhã.
Recebo e-mails da JANAÍNA e do ROMAGNOLI. É como já disse, esse feriado atrapalhou muito o nosso trabalho. Amanhã teremos uma audiência no Fórum e vai aparecer o fantasma escroto do “BOCA-TORTA”. Se possível, irei evitá-lo. É muito asqueroso.
O movimento REFORMA BRASIL promoveu, hoje à tarde, uma manifestação na Avenida PAULISTA para divulgar seu projeto CIDADÃO CONSCIENTE, que será levado a escolas públicas. Segundo a advogada GABRIELA CAMPOS PAULINO, coordenadora da organização, o objetivo é conscientizar os jovens sobre a importância da ética na política e do exercício da cidadania. O ato reuniu cerca de 70 pessoas, pelo cálculo dos organizadores, e bloqueou uma faixa de trânsito da avenida.

A REDE TV! ficou fora do ar no Estado de SÃO PAULO por cerca de 25 horas entre ontem e hoje por descumprir uma ordem judicial em ação proposta contra o programa “TARDE QUENTE”, do apresentador JOÃO KLEBER. A ação foi movida por organizações de direitos humanos, que acusam o quadro de pegadinhas do programa de desrespeitar e ofender as pessoas, principalmente homossexuais. A emissora teve as transmissões suspensas às 21 horas de ontem por decisão da juíza ROSANA FERRI VIDOR, da 2 ª Vara Federal de SÃO PAULO, atendendo a uma liminar pedida pelo Ministério Público Federal. A suspensão foi determinada porque a REDE TV! descumpriu decisão anterior que era obrigada a tirar do ar o “TARDE QUENTE” e substitui-lo por um telejornal. O programa foi suspenso, mas em seu lugar a emissora passou e exibir o humorístico “VILA MALUCA”. As transmissões só foram retomadas às 22:20 horas, após um acordo fechado entre a direção da emissora, o procurador JORGE SUIAMA e representantes de organizações não-governamentais.

O traficante CÉLIO MARCOS SILVA DELGADO, de 29 anos, foi morto hoje de madrugada durante uma troca de tiros com a polícia na entrada da Favela JARDIM ELBA, na zona leste da Capital. DELGADO e mais três comparsas – que conseguiram fugir da polícia – traficavam drogas na entrada da favela. Ele disparou uma metralhadora na direção de um carro de polícia e os policiais revidaram, matando o traficante.

Um dia após os depoimentos à CPI DOS BINGOS de sete envolvidos no seqüestro e morte do prefeito de SANTO ANDRÉ, CELSO DANIEL, o senador EDUARDO SUPLICY voltou ao local da captura do colega petista executado, na VILA DAS MERCÊS, em busca de testemunhas. Encontrou a aposentada Y., que disse ter estranhado o comportamento de SÉRGIO GOMES DA SILVA, o SOMBRA, empresário que dirigia a PAJERO onde estava o prefeito, minutos após a abordagem dos criminosos. “Ele estava sozinho, conversando ao telefone”, lembrou Y. que informou não ter visto SOMBRA ser rendido em nenhum momento. O empresário e amigo do prefeito ficou sete meses preso acusado pelo Ministério Público de ser o mandante do assassinato. A aposentada, que mora na rua ANTÔNIO BEZERRA, quase em frente ao local do ataque ao prefeito, em 18 de janeiro de 2002, disse ter se assustado com barulhos de tiros. Junto com uma irmã, correu até a janela para ver o que estava acontecendo.

APROVADA pela Assembléia Nacional francesa a extensão por mais 60 dias de prazo de emergência, que permite o toque de recolher. Apesar disso, a polícia afirma que o clima de normalidade voltou, depois de três semanas de conflitos. Na FRANÇA.

Renunciaram aos cargos de segurança do primeiro escalão da JORDÂNIA, onze funcionários do governo, inclusive SAAD KHEIR, conselheiro de segurança do país. O ato é conseqüência das explosões terroristas que mataram 58 pessoas. Em AMÃ.

PRESOS quatro faxineiros responsáveis pela limpeza da FONTANA DI TREVI. Eles foram pegos com cerca de 1.100 euros, ou 2.880 reais, em moedas lançadas por turistas na fonte – segundo a tradição, o visitante que jogar uma moeda sobre o ombro voltará a ROMA. A denúncia partiu de uma organização não-governamental, que notou que o dinheiro que lhe era destinado da quantia recolhida na fonte diminuíra drasticamente. A polícia acredita que a gangue tenha roubado 110.000 euros nas últimas semanas. Em ROMA.

DETIDO o ex-ditador do CHADE, HISSÈNE HABRÉ, de 63 anos, apelidado de “PINOCHET DA ÁFRICA”, por organizações humanitárias. HABRÉ, exilado há mais de uma década no SENEGAL, era procurado pela Justiça belga por crimes contra a humanidade cometidos durante sua Presidência (1982-1990) – o assassinato em massa de cerca de 40 mil  pessoas e 200 mil casos de tortura a seus opositores.

A princesa SAYAKO, única filha do imperador do JAPÃO, se casou hoje com o funcionário público YOSHILI KURODA em uma discreta cerimônia. Com o casamento, a princesa NORI, como é conhecida, deixou hoje a mais antiga monarquia do mundo, para viver com um burocrata num apartamento de TÓQUIO. A princesa, de 36 anos, que será agora conhecida simplesmente como senhora SAYAKO KURODA, renunciou ao seu título e status para se casar com um plebeu de 40 anos, funcionário do governo da capital japonesa que ela conheceu quando ainda era criança –ele é amigo de infância de seu irmão AKISHINO.

2 006    :   -     QUARTA-FEIRA
Hoje é dia de festa para as CASAS BAHIA: além de completar 54 anos, e de seu fundador, SAMUEL KLEIN, comemorar seus 83 anos de idade, a rede ainda sente o gostinho de ter conquistado, em outubro, o FOLHA TOP OF MIND como a marca mais lembrada pelos consumidores na categoria LOJAS DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS.
Maior rede varejista de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis do País, ela deve seu sucesso ao espírito empreendedor de  KLEIN, que chegou ao BRASIL em 1952 e, a partir da venda porta-a-porta de produtos de cama, mesa e banho, construiu o império que vem transformando em realidade o sonho de consumo da população de baixa renda. Tanto que a rede é apontada como referência nesse mercado por pesquisadores da MICHIGAN BUSINESS SCHOOL; foi citada este ano no NATIONAL RETAIL BUSINESS SCHOOL, maior feira mundial de varejo, como uma das 250 maiores empresas do setor no mundo; e foi a única brasileira a ser citada como exemplo de concessão de crédito em estudo da Comissão Sobre o Setor Privado e Desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Neste feriado, levanto cedo para tentar encerrar os relatórios de 2003 e 2004 da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Para tanto, consulto meus livros referentes a esses anos. Já tinha feito o levantamento até setembro. Agora, pela manhã, consigo chegar até meados de novembro. Falta pouco para concluir esse exaustivo trabalho. É que a Prefeitura está pedindo uma extensa papelada para o MMDC a fim de que possa continuar sendo de Utilidade Pública Municipal. Mas esse levantamento não impede a rotina da leitura dos jornais. Depois, no computador, passo o resto da manhã lançando todos os dados obtidos.

O JORNAL DA TARDE PUBLICA NO DIA 15 DE NOVEMBRO DE 2006: UM TÚNEL, UMA PLACA, DOIS NOMES.
Um decreto assinado pela ex-prefeita Marta Suplicy em 20 de dezembro de 2001 rende muita confusão até hoje. Ela alterou o nome do Túnel 9 de Julho para Túnel Daher E. Cutait, um dos mais respeitados médicos do país e diretor clínico do Hospital SÍRIO LIBANÊS, falecido em 6 de junho daquele ano.
Só que a medida desagradou um grande número de paulistanos, entre eles os soldados constitucionalistas de 1932 e seus descendentes, apoiados pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Não se questionava a homenagem ao médico, mas o local escolhido.
Começou, então, uma verdadeira batalha. A Prefeitura colocava a placa com o nome do médico e os descontentes retiravam a placa. E cada placa custa aos cofres municipais, em média, R$1.200.
Os protestos foram parar na Justiça, que determinou a colocação de uma placa com o nome antigo ao lado da placa com o nome oficial. A disputa ainda não acabou, pois a Secretaria de Negócios Jurídicos recorreu da decisão, argumentando que a competência de nomear ruas, pontes, viadutos e outros logradouros públicos é do Município. Há também um projeto de lei, em tramitação na Câmara Municipal, que oficializa o nome do túnel como 9 de Julho.
O que fazer até que a decisão final seja tomada? ANDREA MATARAZZO, Subprefeito da SÉ, parece ter tirado um coelho da cartola para resolver o caso.
“Como há uma decisão judicial em andamento, era um tal de põe placa e tira placa”, afirma MATARAZZO, “mandei colocar uma com os dois nomes e pronto. O problema está resolvido”.
A Prefeitura enfrenta outra briga muito parecida desde 1975. Os moradores da Avenida JOÃO CASTALDI, em MOEMA, brigam para ter de volta o nome original do logradouro: AVENIDA DOS EUCALIPTOS.
Desde que um vereador decidiu mudar o nome da rua para JOÃO CASTALDI, em homenagem a um jornalista que morou ali por dois anos, os moradores fizeram uma série de abaixo-assinados para impedir a mudança. Em meados de 1976, a Prefeitura tentou colocar placas na rua com o novo nome – que não duraram 24 horas. Os moradores bateram o pé. Retiraram as placas e mandaram fazer outras com o nome original.

Como me propus, trabalho durante todo esse dia no término dos relatórios dos anos de 2003 e 2004 da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, como foi pedido pela Prefeitura. Isso realmente deu muito trabalho.

A seleção brasileira encerrou hoje a sua nada brilhante temporada de 2006 com algumas certezas e várias dúvidas para o próximo ano, quando terá, entre outros compromissos, a COPA AMÉRICA, e os primeiros jogos para o MUNDIAL DE 2010. A vitória por 2 a 1 sobre a SUÍÇA, na BASILÉIA, confirmou que o meia ELANO é importante para o esquema do técnico DUNGA, assim como o sempre lúcido KAKÁ. O treinador deve ter percebido também que RONALDINHO, em forma, merece ser titular e que precisará de opções para as laterais.
Para DUNGA, que assumiu o comando após o fracasso na ALEMANHA, o saldo é positivo. Ele permanece invicto. Em seis jogos, foram cinco vitórias e um empate.
BRASIL: HELTON; MAICON, LUISÃO, JUAN e ADRIANO; FERNANDO (TINGA), DUDU CEARENSE (DANIEL CARVALHO), ELANO (DIEGO) e KAKÁ; ROBINHO (RONALDINHO GAÚCHO) e RAFAEL SOBIS (RICARDO OLIVEIRA).

No encontro da experiência com a revelação, prevaleceu a superioridade do BRASIL. A seleção feminina de volibol bateu a sensação SÉRVIA E MONTENEGRO por 3 sets a 1, hoje de madrugada, em OSAKA, no JAPÃO, e garantiu lugar na decisão do MUNDIAL. Em busca do título inédito, a equipe é comandada por JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES. O título será disputado contra a RÚSSIA.
A derrota logo na estréia na etapa de ASSUNÇÃO da COPA PETROBRÁS, sua primeira partida de simples válida por um torneio da ATP em nove meses, mostrou que o caminho de GUSTAVO KUERTEN na volta ao circuito internacional será bem mais penoso do que se poderia imaginar. Numa quadra cheia de torcedores esperançosos, GUGA perdeu hoje do austríaco RAINER EITZINGER, 239 º do ranking mundial.

Em XANGAI, RAFAEL NADAL recuperou-se da derrota para JAMES BLAKE na primeira rodada do round robin da MASTERS CUP DE XANGAI ao superar o compatriota TOMMY ROBREDO. O número 2 do mundo comemorou o resultado com entusiasmo. Afinal, manteve as chances de classificação para as semifinais. Bem mais tranqüilo está  BLAKE, que conseguiu sua segunda vitória seguida na competição ao virar o jogo em cima do russo NIKOLAY DAVYDENKO, assegurando uma vaga na próxima fase.

O ATLÉTICO PARANAENSE não conseguiu superar a melhor presença técnica e tática do PACHUCA, hoje à tarde, na ARENA DA BAIXADA, em CURITIBA. Não só não obteve a goleada imaginada como, para piorar, perdeu por 1 a 0 no primeiro jogo das semifinais da COPA SUL-AMERICANA. O time mexicano joga por empate na partida de volta, na quarta-feira, no Estádio HIDALGO, no MÉXICO.

No auge da obsessão pela magreza, a modelo paulista ANA CAROLINA RESTON MACAN, de 21 anos, morreu na manhã de ontem, em SÃO PAULO, em razão de uma infecção generalizada, causada por um quadro de anorexia nervosa (perda de apetite), após 21 dias de internação no Hospital do Servidor Público Municipal, na Capital.
CAROL, como era chamada pelos amigos, tinha 1,72 metro e 40 quilos, peso de uma jovem de 14 ou 15 anos, segundo pediatras. O índice de massa corporal da modelo era 13,5 abaixo do IMC mínimo padronizado pela Organização Mundial de Saúde, que é 17,5. Quem tem IMC inferior ao seu índice precisa de cuidados médicos.
A modelo, cujo último trabalho tinha sido para a agência paulistana L´EQUIPE, deu entrada no hospital em 24 de outubro. Segundo a família, dois dias antes CAROL havia se queixado de fortes dores nas costas. Levada ao hospital pela primeira vez, o médico diagnosticou uma pedra no rim, liberou-a e disse ao namorado que a acompanhava (BRUNO SETTI,de 19 anos, estudante de publicidade) que a encaminhasse a um especialista. MIRIAM RESTON, de 58 anos, mãe da modelo e que vive em PIRAPORA DO BOM JESUS, chegou à Capital e a levou ao hospital. Os primeiros sinais de que algo estava errado com a saúde da menina surgiram no final do ano passado, quando a modelo foi internada no JAPÃO, onde trabalhava para a L´EQUIPE.
Modelo desde os 13 anos, já trabalhou para as agências FORD e ELITE. Além do JAPÃO, trabalhou na CHINA e no JAPÃO. No mês passado, passou mal na véspera de uma viagem a PARIS, para um compromisso profissional que havia agendado mesmo depois dos distúrbios anteriores.
A modelo estava em tratamento psiquiátrico por causa da anorexia. Mas, segundo a família, faltava a sessões, com medo de perder trabalhos.
CAROL, como muitas em sua área, não tinha plano de saúde nem seguro de vida e sobrevivia dos contratos que acertava, alguns verbalmente.

Mãe do jogador ROMÁRIO, a dona-de-casa MANOELA LADISLAU FARIA, de 69 anos, a dona LITA, teve seu PÁLIO prata roubado ontem à noite no bairro de MADUREIRA, no RIO DE JANEIRO. Ela foi rendida por quatro homens quando saía do Viaduto NEGRÃO DE LIMA em direção à Rua PADRE MATOSO. Os bandidos mandaram que ela saísse do carro e entregasse, ainda, a bolsa com documentos, dinheiro, telefone celular e roupas. Eles levaram também um relógio de ouro, um cordão e dois anéis. Para garantir que DONA LITA não procurasse logo a polícia, um dos bandidos ficou ao lado dela por aproximadamente 20 minutos, enquanto os cúmplices afastavam-se com o PÁLIO. Depois que o ladrão foi embora, ela pegou um táxi, voltou para a casa de uma prima na VILA DA PENHA e depois foi até a 29 ª Delegacia de Polícia (MADUREIRA).

A dona-de-casa MARIA DO CARMO GHISLOTTI, de 31 anos, que foi inocentada na terça-feira da morte do adolescente RÓBSON XAVIER FRANCELINO DE ANDRADE, 15 anos, afirma que de agora em diante quer esquecer “tudo o que aconteceu” e cuidar de seus cinco filhos. O rapaz era suspeito de ter abusado sexualmente de um filho de MARIA DO CARMO, de 3 anos.

O estado de saúde da atriz NAIR BELLO SOUZA FRANCISCO, de 75 anos, continua grave, segundo boletim divulgado hoje pelo Hospital SÍRIO LIBANÊS. Ela está internada há cinco dias, após ter sofrido infarto, e respira com a ajuda de aparelhos. O boletim, assinado pelos médicos DÁRIO BIROLINI e MAURÍCIO CESCHIN, afirma que “nas últimas 24 horas (até hoje à tarde) não houve alteração do quadro clínico de NAIR, que está em coma induzido.

A saída do governo para solucionar as dívidas da FUNDAÇÃO ZERBINI, mantenedora do Instituto do Coração (INCOR), deve ser a edição de uma medida provisória. A mudança permitiria viabilizar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fundações, sem necessidade de garantia de um outro agente financeiro. A MP será criada se o ministro da Fazenda, GUIDO MANTEGA, não conseguir um fiador para os 120 milhões de reais pretendidos pelo INCOR para pagar funcionários, fornecedores e renegociar débitos com bancos privados. A sugestão da MP surgiu no domingo, mesmo dia em que o presidente LULA esteve com representantes do INCOR e deu prazo de 48 horas para MANTEGA e o ministro da Saúde, AGENOR ÁLVARES, encontrarem uma alternativa para assegurar o empréstimo do BNDES à FUNDAÇÃO ZERBINI. A MP serviria também a outras instituições de ensino e pesquisa.

Na presença de muitos amigos, professores e líderes políticos, como o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e o governador eleito de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, foi sepultado hoje, em SÃO PAULO, o sociólogo EDUARDO KUGELMAS. Vítima de infarto, ele morreu ontem, em sua casa, aos 66 anos. Doutor em Ciência Política pela USP e graduado em PARIS, KUGELMAS foi, por quatro décadas, um competente pesquisador da realidade brasileira, produzindo estudos sobre política, economia e relações externas. Nos anos 1980, foi também assessor de DILSON FUNARO na Secretaria do Planejamento.

Uma mulher de 57 anos morreu e mais cinco israelenses ficaram feridos hoje na cidade de SDEROT, a um quilômetro da fronteira com a FAIXA DE GAZA. A imigrante russa FAÍMA SLUTZKER morreu a caminho do trabalho, no centro comercial da cidade. Um jovem de 24 anos, guarda-costas do ministro da Defesa, também foi atingido. Ele teve as duas pernas amputadas. Eles foram atingidos por foguetes do tipo QASSAM, de fabricação caseira, lançados por militantes dos grupos radicais palestinos HAMAS – que lidera o governo da Autoridade Palestina – e JIHAD ISLÂMICA. Um dos foguetes caiu a 150 metros da casa do ministro da Defesa, AMIR PERETZ. O governo israelense reagiu prometendo adotar retaliação. O primeiro-ministro EHUD OLMERT advertiu que as incursões militares na FAIXA DE GAZA vão continuar até que parem os lançamentos de foguetes.
No começo da noite, mais uma bateria de foguetes caiu numa praça de SDEROT, ferindo gravemente um rapaz de 17 anos e mais três pessoas.

O PAPA BENTO XVI aceitou a renúncia, por ter superado o limite de idade dos prelados, do bispo da diocese de OSÓRIO, THADEU GOMES CANELLAS, e nomeou hoje como seu substituto JAIME PEDRO KOHL. Nascido em 12 de dezembro de 1954, ele era mestre nos noviços no Noviciado NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO, em FARROUPILHA, diocese de CAXIAS DO SUL. O novo bispo de OSÓRIO é natural da cidade de SALVADOR DO SUL e membro da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. O padre se tornou sacerdote em 1984.

2 007     :   -    QUINTA-FEIRA
É um feriado chuvoso. Levanto cedo. Vou ler os jornais. Sinto-me tonto, desarvorado. Volto a deitar. Assisto os jornais pela TV. Vou trabalhar no computador. Por causa das chuvas, desde ontem a Internet está desligada do meu aparelho. Somente na noite é que volto a ter contato com os meus e-mails. São vários. Consigo atualizar minhas memórias.

Um filhote de jacaré provocou hoje a interdição de um trecho da Praia da BARRA DA TIJUCA. O réptil de cerca de um metro de comprimento apareceu na areia no início da tarde, em frente ao Posto 3 e deve ter chegado à praia por um canal, no RECREIO DOS BANDEIRANTES. Assustados, banhistas chamaram os bombeiros. O 2º Grupamento Marítimo (G-MAR) capturou o animal no final da tarde, após várias tentativas. Com a pata esquerda fraturada, o jacaré foi encaminhado para o RIO ZOO.

A descoberta de uma megarreserva de petróleo e gás na BACIA DE SANTOS reforça a necessidade de o BRASIL aumentar e melhorar a sua capacidade de defesa e proteção contra a invasão de outros países e até de atos terroristas. Foi o que afirmou hoje o ministro da Defesa, NELSON JOBIM, durante a abertura de um evento internacional de segurança, realizado no RIO DE JANEIRO.
Para o ministro, o anúncio da megajazida TUPI – que elevará em mais de 50% as reservas do BRASIL – feito no último dia 8 pela PETROBRÁS evidencia a necessidade de o País ter um submarino nuclear para proteger o campo recém-descoberto. “Para nós, é importante que esse fato do descobrimento aguça mais a necessidade de termos autonomia de produzir no BRASIL (energia nuclear), fechando o ciclo do enriquecimento do urânio para a produção de propulsores”, afirmou JOBIM. “Não para a área de guerra, de bomba atômica. Essas coisas são bobagem”, completou o ministro da Defesa, na 4ª Conferência do FORTE DE COPACABANA SEGURANÇA INTERNACIONAL: UM DIÁLOGO EUROPA-AMÉRICA DO SUL”.
O Ministro da Defesa de PORTUGAL, NUNO SEVERIANO TEIXEIRA, também presente ao evento, defendeu o aparelhamento das Forças Armadas brasileiras para que o País possa ser um dos protagonistas na garantia da segurança e paz internacional.

O secretário de Política, Estratégia e Relações Internacionais do Ministério da Defesa, GENERAL DE EXÉRCITO JOSÉ BENEDITO DE BARROS MOREIRA, defendeu esta semana a tese de que o BRASIL deve desenvolver a tecnologia necessária para a fabricação da bomba atômica. O general fez a afirmação com espontaneidade e franqueza, ao responder à pergunta de um telespectador do programa EXPRESSÃO NACIONAL, da TV CÂMARA, transmitido na terça-feira (dia 13). No mesmo programa, ele disse que o BRASIL é alvo de cobiça por ter água, alimentos e energia”. “Por isso, temos de colocara um cadeado forte na nossa tranca”, afirmou.
O general explicou sua posição sobre o desenvolvimento da bomba. “Nós temos de ter no BRASIL a possibilidade futura de, se o Estado assim entender, desenvolver um artefato nuclear. Não podemos ficar alheios à realidade do mundo”. MOREIRA deixou espantados os deputados RAUL JUNGMANN e JOSÉ GENOÍNO e o professor ANTÔNIO JORGE RAMALHO DA ROCHA, da Universidade de BRASÍLIA, que também participavam do programa.
Encarregado da estratégia e dimensionamento dos meios globais de defesa, o general admitiu que o País poderá descumprir o tratado de não-proliferação de armas nucleares. O descumprimento ocorreria, segundo ele, na hipótese de um país vizinho fabricar a bomba ou “no momento em que o Estado se sentir ameaçado”. Confirmadas essas duas condições, o BRASIL estaria autorizado a desrespeitar o tratado e a fabricar sua bomba atômica.
Na visão geopolítica de MOREIRA, o mundo estaria cada vez mais perigoso e imprevisível. “Não estou defendendo que desenvolvamos artefato nuclear. Nenhuma nação pode se sentir segura se não desenvolver tecnologia que a capacite a se defender quando necessário”, ressalvou, diante dos parlamentares dispostos a amenizar a gravidade de suas afirmações. GENOÍNO chegou a lembrar que “artefato nuclear” é diferente de submarino nuclear, também defendido por BARROS MOREIRA. JUNGMANN condenou um eventual rompimento do tratado de não-proliferação de armas nucleares, mas observou que, em tese, entendia o realismo exposto pelo general.
MOREIRA disse que o atual panorama aponta para um mundo violento e perigoso. Os sinais de eventuais conflitos entre nossos vizinhos já teriam até sido captados pelo Ministério da Defesa.
“Estamos colhendo na nossa área sul-americana pontos de tensão que podem se desenvolver e devem ser observados e acompanhados”, disse o general, sem contudo mencionar os focos de tensão.

A Polícia Federal afirma ter como comprovar que o shopping que o empresário LAW KIN CHONG iria inaugurar em SÃO PAULO é realmente de sua propriedade. Segundo o delegado FERNANDO FRANCISCHINI, há imagens do circuito interno do centro de compras que mostram LAW coordenando obras do prédio, negociando locações de lojas e vistoriando produtos recebidos. Haveria ainda imagens do chinês controlando a entrada de mercadorias no prédio fechado no PARI. As gravações estão sendo decupadas.

Dois dos três estudantes de classe média que foram detidos de madrugada no início do mês após agredirem prostitutas e travestis na BARRA DA TIJUCA, começaram a cumprir hoje penas alternativas. Os universitários FERNANDO MATTOS ROIZ JÚNIOR, de 19 anos, e LUCIANO FILGUEIRAS DA SILVA MONTEIRO, de 21, passaram o feriado participando do serviço de limpeza no BOSQUE DA BARRA, uma área de lazer que fica próximo da área onde eles, na companhia de um menor de 17 anos, descarregaram o conteúdo de um extintor nas prostitutas que faziam ponto na Avenida LÚCIO COSTA.

A menina que nasceu sem cérebro em novembro de 2006 na Santa Casa de PATROCÍNIO PAULISTA, a 432 km da Capital, consegue ouvir os sons. A conclusão é da pediatra MÁRCIA BEANI, que acompanha o bebê desde o nascimento, após um exame detalhado realizado na terça-feira, dia 13. Apesar de perceber os sons, ela não sabe distingui-los, já que o exame mostrou que ela tem apenas o tronco cerebral. “A criança é anencefálica. Ela não tem nada do cérebro, tem uma massa cística, que é líquido. O tronco cerebral dela faz coisas que em uma pessoa normal não faria”, afirma MÁRCIA. O tronco é uma parte do sistema nervoso que faz a ligação entre a medula e o cérebro, também chamado de ponte. A criança surpreende os médicos desde o nascimento.

Centrais sindicais decidiram hoje manter por tempo indeterminado a greve que paralisa desde quarta-feira (dia 14) os setores de transportes e de geração de energia da FRANÇA, uma decisão que exasperou o governo e jogou a população contra os trabalhadores. Em meio a mais um dia de estações de metrô lotadas, trânsito caótico e atividade econômica reduzida, os franceses já se mostram impacientes com os grevistas e sua luta contra a extinção do regime especial de aposentadorias, que garante a 500 mil funcionários públicos 2,5 anos a menos de trabalho que o restante da população. Pressionados pela opinião pública, os maiores sindicatos da FRANÇA já não escondem o racha no movimento.

Fortes tremores secundários abalaram hoje no norte do CHILE, um dia após o terremoto de 7,7 graus na escala RICHTER ter causado destruição, duas mortes e ferimentos em 115 pessoas na região – e susto em SÃO PAULO, onde o tremor foi sentido.
A presidente chilena, MICHELLE BACHELET, viajou hoje para o norte do país para visitar as zonas afetadas pelos tremores e para avaliar os danos. Segundo informações preliminares, 15 mil pessoas ficaram desabrigadas e 40% da população ficou sem energia elétrica. As cidades mais afetadas foram TOCOPILLA, MARIA ELENA e QILAGUA, onde o governo já decretou estado de emergência.

O policial LUIGI SPACCAROTELLA, que matou com um tiro o torcedor da LAZIO, GABRIELI SANDRI, domingo (dia 11), será investigado por assassinato e não mais por homicídio involuntário. O anúncio foi feito pelo advogado do policial, FRANCESCO MOLINO. “O tribunal mudou a acusação.” SANDRI recebeu um tiro no pescoço quando estava sentado dentro de um automóvel parado em um posto de gasolina de uma rodovia próxima a AREZZO, na TOSCANA.
ENNIO DI CICCO, promotor de AREZZO, afirmou que no posto de gasolina foram encontradas facas e guarda-chuvas. Os quatro ocupantes do veículo onde estava SANDRI estão sendo investigados por levar estes objetos que poderiam ser usados como armas.
A morte do torcedor da LAZIO causou uma série de incidentes por toda a ITÁLIA. Mais de 40 pessoas foram presas e três ficaram feridas.

Acostumado a dominar os torneios de saibro, o tênis espanhol fez a festa na quadra rápida de XANGAI e pôs dois jogadores nas semifinais da MASTERS CUP: DAVID FERRER e RAFAEL NADAL. Os outros dois classificados serão definidos amanhã, com ROGER FEDERER x ANDY RODDICK e FERNANDO GONZALEZ x NIKOLAY DAVYDENKO. O suíço, apesar da derrota na primeira rodada, pode se classificar mesmo se perder: basta DAVYDENKO vencer GONZALEZ. O chileno só passa se ganhar de DAVYDENKO e FEDERER perder de RODDICK. Já os espanhóis estão tranqüilos. Dois dias depois de bater NADAL, DAVID FERRER confirmou o compatriota nas semifinais ao vencer RICHARD GASQUET. Antes, NADAL já havia cumprido sua obrigação ao derrotar o sérvio NOVAK DJOKOVIC.
Um turista polonês de 40 anos que viajou ao CANADÁ a fim de visitar a mãe foi morto pela polícia no Aeroporto Internacional de VANCOUVER após ter se irritado ao ficar dez horas na sala de desembarque. A ação dos agentes, que tentavam conter ROBERT DZIEKANSKI, foi toda ela filmada por um canadense que estava no local e usou a câmera de seu celular. O vídeo foi divulgado hoje pela rede de TV canadense CBC.
Segundo a emissora, o incidente ocorreu em 14 de outubro, e o imigrante morreu horas depois do ataque. O vídeo flagrou o momento em que o polonês é atacado com “tasers”, armas de choque elétrico. Este tipo de armamento é tido como não letal. Um dos agentes ainda imobilizou o homem usando os joelhos, que forçavam a cabeça da vítima contra o chão. O vídeo de dez minutos mostra DZIEKANSKI irritado e sem conseguir se comunicar com os funcionários do serviço de imigração. Após a chegada da polícia, há alguns segundos de diálogo até que ele é atacado e começa a gritar e se contorcer. Os quatro policiais em seguida imobilizam o homem, que continua gritando.



2 008     :      -     SÁBADO
Para nos deslocarmos até BOTUCATU – GINO, MENDES e eu – combinamos o encontro na Rua PEDRO VICENTE, como sempre. Os ônibus de GUARULHOS a ARMÊNIA correm em menos números nos fins de semana. Embora tenha levantado cedo, aguardo quase meia hora até embarcar num deles, que por sinal vai lotado até o final, sendo que fico de pé no veículo durante o trajeto. Resultado: chego com as pernas doloridas no local do encontro, onde ali já se encontram o GINO e o MENDES.
Numa manhã agradável, a viagem vai transcorrer bem até a subida de uma serra, onde um caminhão pegou fogo e ocasiona alguns quilômetros de congestionamento. Cruzamos com a viatura que está levando o CORONEL PM SILVÉRIO LEME FILHO, Comandante do CPI-7 (SOROCABA), que também fica no congestionamento. Apesar de tudo vamos chegar no TIRO-DE-GUERRA 02-048 antes do início da solenidade.
Somos recepcionados pelo 1º SARGENTO ALEXANDRE WÁGNER DE OLIVEIRA, Chefe de Instrução do TIRO-DE-GUERRA, bem como seus auxiliares. Esta é a terceira vez que comparecemos nesse local. Aqui estivemos em 10 de maio e 19 de setembro, onde também aconteceram entregas de medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Notamos que algumas das autoridades homenageadas com as nossas medalhas faltaram, como é o caso dos Coronéis PM AVIVALDI NOGUEIRA JÚNIOR (juiz do TJM), ISIDRO SUITA MARTINEZ (Cmt do CFAP), WÁGNER CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA TAVARES PINTO (Cmt do CPA/M-7 – GUARULHOS); do TENENTE-CORONEL PM NILTON CARLOS BUSNELLO (Sub-Cmt do CFAP). No caso do CORONEL PM CÉSAR, o TENENTE-CORONEL PM GILSON DE ABEDORAL BEXIGA, Cmt do 15º BPMM – GUARULHOS – explicou-me que todos os batalhões da cidade estão de prontidão por causa da ameaça de bomba numa das delegacias. O BEXIGA também me pede que relate a história de criação do seu batalhão. Relembro que em maio de 1966 me apresentava em GUARULHOS, na então 3ª Companhia do 10º BPM (batalhão sediado em SANTO ANDRÉ) para que se concretizasse a criação da então 2ª Companhia Independente, embrião do atual 15º BPMM. Transcorridos mais de 42 anos, o TENENTE-CORONEL PM GILSON DE ABEDORAL BEXIGA é o atual comandante.
A solenidade tem início com a apresentação da tropa ao Sgt WÁGNER, a quem pede permissão ao CORONEL PM SILVÉRIO para a realização do ato. Ele faz uso da palavra, rememorando os feitos do MARECHAL DEODORO DA FONSECA, em 15 de novembro de 1889. Canta-se o HINO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. São chamadas as pessoas que serão condecoradas pelos diretores da Sociedade Veteranos de 32-MMDC:
OUTORGA DA MEDALHA GOVERNADOR “PEDRO DE TOLEDO”:
CORONEL PM JUIZ AVIVALDI NOGUEIRA JÚNIOR –TJM
CORONEL PM ISIDRO SUITA MARTINEZ – Comandante do CFAP
CORONEL PM SILVÉRIO LEME FILHO – Comandante do CPI-7
TENENTE-CORONEL PM NILTON CARLOS BUSNELLO – Sub Cmt CFAP
MAJOR EB Art ANDRÉ LUIZ SEIXAS DA SILVA – COTER
MAJOR EB Inf NILTON SOARES FILHO – Ch Séc Recrutamento – 14ª CSM
CAPITÃO EB Inf FERNANDO CORREA BUENO
CAPITÃO Fem PM CLÁUDIA VIRGÍLIA RAPOSO DE FARIA
CAPITÃO PM YOSHIYASU JOSÉ ALBERTO TAMASHIRO
CAPITÃO PM PAULO CÉSAR DE FREITAS RODRIGUES
CAPITÃO PM SÍLVIO AMARAL SOARES
1º TENENTE PM SHEILA RICARDA BERBEL
1º TENENTE PM MARCELO JOSÉ MESSIAS
2º TENENTE PM MARCUS LEVY ANDRADE ACOSTA
Doutor JOSÉ OSVALDO DALCIM – médico
ARLINDO SOLDERA – empresário
LUCIANO DE ANDRADE ZANFORLIN – empresário
SADY BARCELOS ACOSTA – Presidente OSAF
RÓBSON GARCIA MERCHOR – pastor
ISNAR FRESCHI SOARES – Prefeito da cidade de SARUTAIA
LUIZ ANTÔNIO CINEL – Prefeito da cidade de MANDURI
PM PEDRO MANOEL RIBEIRO JÚNIOR
PM WENDEL LINO SOARES

OUTORGA DA MEDALHA CONSTITUCIONALISTA:
CORONEL PM WÁGNER CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA TAVARES PINTO – Comandante do CPA/M-7
CORONEL PM Ref JOSÉ ROBERTO ROSAS
TENENTE-CORONEL PM GILSON DE ABEDORAL BEXIGA – Cmt 15º BPMM
MAJOR PM CESÁRIO LANGE DA SILVA PIRES JÚNIOR – Sub-Cmt 15º BPMM
CAPITÃO PM MAURÍCIO MARCHESE RODRIGUES
CAPITÃO PM JOSÉ ROBERTO ROSAS JÚNIOR
CAPITÃO PM LEÔNIDAS DIAS DA SILVA BAIER.
O CORONEL PM SILVÉRIO faz uso da palavra, como também o Presidente GINO STRUFFALDI. O encerramento da parte militar é realizado com o desfile da tropa.
Oficiais pertencentes às Unidades daqueles que faltaram se encarregam de entregar as medalhas. Em todo esse esforço para que se concretizasse esse evento tão significativo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC vamos citar o empenho do 2º TENENTE PM MARCUS LEVY ANDRADE ACOSTA e também do CAPITÃO PM JOSÉ ROBERTO ROSAS JÚNIOR (filho do meu companheiro de CSP/87, CORONEL PM Ref JOSÉ ROBERTO ROSAS). Este, me pede instruções de como proceder para que uma filha de ex-combatente, já falecido, que se acha impossibilitada de trabalhar, receba a Pensão Especial que o pai tinha direito.
As conversas em torno da criação do núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC são alentadoras, por ocasião do coquetel, que se segue ao término da formatura militar. O CORONEL PM MENDES entrega ao maçom CLÓVIS cópia do Estatuto do núcleo de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, que servirá de modelo para a elaboração do estatuto desse novo núcleo.
O retorno para São Paulo é atrapalhado porque o MENDES tomou uma estrada que vai para CONCHAS. A extensão é bem maior da outra. Pegamos alguns quilômetros da descida da serra, sinuosos e perigosos. O MENDES demonstra estar cansado. O GINO “dorme” no banco traseiro. Meu colega faz uma parada na estrada, necessária, para um espairecimento. Ele vai levar o GINO até sua residência. Dona DINORAH está apreensiva com o retorno do marido.
Na casa do GINO, durante quase duas horas, ficamos discutindo as dificuldades que assolam a Sociedade neste final de 2008. O grande problema é o financeiro. O MENDES defende o TENENTE-CORONEL PM CODELO, tesoureiro, que vem apresentando falhas gritantes na sua conduta como diretor executivo que cuida das finanças. Mais de 50% dos associados estão em atraso nos seus pagamentos e ainda não se estabeleceu uma maneira concreta de se cobrar os inadimplentes. Não deixou ele que se formalizasse a criação do boleto e não apresentou algo mais eficiente. Conversamos muito, mas nada de positivo irá resultar desse nosso debate.
O MENDES vai me deixar no terminal ARMÊNIA. Chego em casa extremamente fatigado. Vou deitar e nem assisto aos costumeiros jornais da BAND e da GLOBO. Somente depois das 22 horas é que, bem melhor, posso trabalhar no computador e verificar as mensagens que me foram enviadas.

Saiu hoje no JORNAL DA TARDE a reportagem feita na Sociedade Veteranos de 32-MMDC para a página do MARCELO DUARTE. Diz o seguinte:
REVOLUÇÃO DE 32
REFORMA URGENTE!
O sobrado do número 25 da Rua Anita Garibaldi, no Centro, abriga parte da história de São Paulo. Mas, do lado de fora, parece até uma casa abandonada. Ali funciona a sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, instituição fundada em 1954 por ex-combatentes, familiares e interessados na Revolução Constitucionalista de 1932. A pintura descascada da fachada é um sinal de precariedade do local. Dentro do prédio de três andares, as paredes, os tacos do chão, os móveis e os tapetes estão pedindo socorro. A única coisa com aparência melhorzinha são os três computadores. A escassez de recursos forçou a desativação do terceiro piso, antes utilizado para reuniões. Hoje, apenas duas pessoas trabalham na organização, sem qualquer remuneração. A Sociedade funciona há 40 anos no endereço cedido pela Prefeitura. De lá para cá, o imóvel nunca passou por uma reforma. “Não temos verba para manutenção e não recebemos ajuda do município”, diz o Coronel da PM MÁRIO FONSECA VENTURA, 71 anos, Primeiro-Secretário da Sociedade. Apenas metade dos 300 associados pagam a anuidade de R$180. “Muitos não têm condições e outros são tão velhinhos que nem se lembram”. O mofo e a umidade do sobrado obrigaram os veteranos a transferir documentos e artigos históricos para uma sala do Colégio Santo Ivo, no Alto da Lapa. “Era isso ou perderíamos nossa história”, lamenta Ventura. Depois que o acervo mudou de endereço, o número de visitantes que já era pequeno, praticamente zerou.

Às 14 horas foi dada a largada para a segunda edição da VIRADA ESPORTIVA, no Sambódromo do ANHEMBI. A abertura oficial contou com a presença do prefeito GILBERTO KASSAB, do ministro de Esportes, ORLANDO SILVA e do secretário de Esportes, WÁLTER FELDMAN.
Os três conferiram de perto o salto do pára-quedista GUI PÁDUA, que marcou o início da festa. “Se o ministro saltar, eu salto também”, brincou KASSAB, que se despediu depois de posar para fotos ao lado de alguns convidados.
Neste ano, a Prefeitura espera contar com a participação de mais de dois milhões de pessoas na VIRADA.

A PORTUGUESA tinha tudo para sair hoje do MARACANÃ com uma vitória. Depois de ir para o segundo tempo vencendo o FLUMINENSE por 1 a 0, a LUSA amoleceu e acabou sofrendo a virada de 3 a 1, se afundando na zona de rebaixamento. Com a derrota, a PORTUGUESA permanece na 18ª posição com 36 pontos. Para piorar, NÁUTICO e IPATINGA, outros concorrentes diretos, venceram os seus compromissos.
Em IPATINGA, o time local enfiou 3 a 0 no SPORT e foi a 34 pontos, mas segue na lanterna. A maior surpresa da rodada foi o CRUZEIRO. A equipe apanhou de 5 a 2 do NÁUTICO, nos AFLITOS, e praticamente deu adeus ao título do BRASILEIRO. Com a derrota, a RAPOSA fica com 61 pontos e pode ver o líder SÃO PAULO abrir sete pontos de vantagem amanhã.

A modelo BIA FURTADO, que teve 25% do corpo queimado quando um bando de encapuzados atacou o ônibus da Viação ITAPEMIRIM em que viajava, no RIO, teve que interromper as cirurgias de reabilitação, por falta de dinheiro. O crime ocorreu na noite de 28 de dezembro de 2006. Agora, está à procura de emprego. “Tudo o que minha família tinha foi gasto. Estamos com muitas dívidas antigas, temos ainda gastos com hospitais, medicamentos”, diz.
BIA, que mora em São Paulo, entrou com ação indenizatória contra a empresa de ônibus, com pedido de tutela antecipada (adiantamento de parte do julgamento), mas até agora o processo “repousa” na mesa do juiz da 4ª Vara Cível do Fórum de OLARIA, no RIO, sem decisão.

O ex-prefeito de BOA VIAGEM (CE), ARGEU NUNES VIEIRA, foi preso pela Polícia Federal, acusado de ter sido um dos financiadores da quadrilha que roubou R$164,7 milhões do caixa-forte do Banco Central (BC) em FORTALEZA, em agosto de 2005. ARGEU VIEIRA, de 46 anos, teria repassado 100 mil reais à quadrilha e recebido, em troca, 4 milhões de reais do dinheiro furtado.

Quadros que enfeitavam as mansões de três milionários presos em operações da Polícia Federal em São Paulo estão à disposição do público em museus da cidade. A exposição mais recente de parte deste acervo está em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC), na USP.
Doze obras de arte que compunham as coleções pessoais do banqueiro EDEMAR CID FERREIRA, do traficante JUAN CARLOS ABADIA e do empresário NAJI NAHAS estão nas paredes do MAC até o dia 16. De acordo com a direção do museu, não é uma exposição específica de quadros apreendidos, mas sim o cumprimento de uma ordem da Justiça Federal.
Uma determinação do juiz FAUSTO DE SANCTIS, da 6ª Vara Federal Criminal, fez com que quase 1.650 obras de arte apreendidas pela PF nos últimos dois anos fossem parar no MAC temporariamente. No entendimento do juiz, os quadros são patrimônio cultural e devem ficar à disposição de todos, gratuitamente.
O museu se comprometeu a colocar os quadros nas paredes sempre que eles se encaixarem nos temas abordados em exposições ou quando houver espaço disponível em galerias.

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça decidiu hoje anistiar o ex-presidente JOÃO GOULART, deposto há 54 anos pela ditadura militar. A viúva de GOULART, MARIA TERESA GOULART, receberá pensão mensal no valor de R$5.425 e uma indenização de cem mil reais. JANGO, como era conhecido, foi eleito vice de JÂNIO QUADROS em 1960. Teve os direitos políticos cassados por dez anos e partiu para o exílio, onde morreu em 1976.

Líderes reunidos na cúpula do G-20, hoje, prometeram trabalhar juntos e “fazer mais” para tirar a economia mundial da crise. “Estamos determinados a aumentar nossa cooperação para restabelecer o crescimento global e chegar às reformas necessárias no sistema financeiro mundial”, disse o comunicado assinado pelos líderes do grupo, países que representam 85% da economia mundial. No comunicado, o G-20 lança um plano de ação com 47 recomendações para combater a crise, entre elas medidas emergenciais que precisam ser adotadas para o dia 31 de março do ano que vem.

A sonhada final entre os dois melhores tenistas do mundo, o espanhol RAFAEL NADAL e o suíço ROGER FEDERER, não se consumou e o público terá de se contentar em ver amanhã o duelo entre o sérvio NOVAK DJOKOVIC e o russo NIKOLAY DAVIENKO, na decisão do MASTERS CUP DE XANGAI. O sérvio DJOKOVIC virou a grande atração e, graças ao seu estilo brincalhão, deve ganhar a simpatia do público chinês na decisão. Hoje, ele venceu a surpresa do evento, o francês GILLES SIMON. No outro jogo, DAVYDENKO venceu o escocês ANDY MURRAY. Mesmo se vencer o torneio, DJOKOVIC não ultrapassará o líder NADAL e o vice-líder FEDERER.
Na edição de 2000, o título ficou com o brasileiro GUSTAVO KUERTEN, o GUA. O ex-número 1 do mundo abandonou a raquete no meio deste ano.

O presidente eleito dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, voltou a pedir hoje ao Congresso que tome medidas urgentes para aliviar os efeitos da crise econômica – que ele descreveu como uma situação de “recessão”. Em seu discurso semanal, por rádio, OBAMA disse esperar que os senadores dediquem a última sessão do ano do Congresso para discutir um pacote que alivie o impacto da crise sobre a vida de milhões de trabalhadores do país.


2 009      :        -    DOMINGO
Tenho um grande trabalho no computador. Procuro atualizar o dia 16 de novembro para colocar em meu blog. Prefiro encaminhar para a Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial os meus apontamentos com relação à Proclamação da República.
Relembro, em 1987, de uma delicada situação que a LUCINDA atravessou por causa de uma trombose, conseqüência de uma operação levada a efeito em princípios de novembro daquele ano. Cursando o CSP/87, sua situação de saúde mexeu com os meus estudos. A sorte foi que praticamente já estava aprovado no Curso. Em 2009, depois de 22 anos, ela se queixa de dores na mesma perna que sofreu a trombose, aliás, como sempre acontece por essa época do ano.
Recebo dezenas de mensagens de meus amigos virtuais. Alguns contatos são feitos pela ORKUT. Respondo a eles.

SÃO PAULO, FLAMENGO ou PALMEIRAS. Um deles será o campeão brasileiro de 2009. Restando apenas três rodadas para o término da mais acirrada edição dos pontos corridos, tudo indica que a luta ficará entre esse trio. Para ATLÉTICO MINEIRO, INTERNACIONAL e CRUZEIRO, que ainda sonham com o título, a disputa, na prática se limita à busca por vaga na TAÇA LIBERTADORES de 2010, agora com o AVAÍ também na briga.
Com 62 pontos, o SÃO PAULO aparece como grande favorito. Basta repetir o desempenho do primeiro turno, no qual bateu BOTAFOGO, GOIÁS e SPORT, seus últimos rivais, para erguer o cobiçado troféu pela sétima vez na história, a quarta em seqüência. Ontem, após 2 a 0 diante do VITÓRIA, no MORUMBI, os torcedores soltaram, pela primeira vez na competição, o grito de “é campeão”. Antes, enchiam o peito para gritar “o campeão voltou”, pela série de bons resultados – chegou a ganhar sete jogos consecutivos.
Logo atrás do SÃO PAULO aparece, cheio de fôlego e disposto a acabar com a hegemonia paulista – os últimos seis títulos ficaram na capital do Estado – o FLAMENGO, com 60 pontos e não menos eufórico após bom 2 a 0 sobre o NÁUTICO, nos AFLITOS.
O PALMEIRAS é o terceiro, após somar apenas seis pontos dos últimos 24 disputados. Na próxima quarta-feira terá a dura missão de quebrar a invencibilidade do GRÊMIO, no OLÍMPICO, para ainda seguir na briga.
RONALDO recebeu homenagem hoje da diretoria do AVAÍ, ao colocar os pés na calçada da fama da RESSACADA. Foi no estádio, em 1994, que o FENÔMENO marcou seu primeiro gol com a camisa da seleção brasileira. Em seu retorno à FLORIANOPOLIS, porém, o brilho ficou por conta do camisa 9 do time da casa. WILLIAM anotou dois dos gols da vitória por 3 a 1 sobre o CORINTHIANS, que coloca o caçula na briga por vaga na LIBERTADORES.
O INTERNACIONAL tinha a grande chance de voltar ao grupo dos melhores colocados no CAMPEONATO BRASILEIRO e não desperdiçou. Venceu o SANTOS por 3 a 1, nesta noite, no BEIRA-RIO. Com o resultado, o time gaúcho passou a somar 56 pontos, em quarto lugar.

O sérvio NOVAK DJOKOVIC, número três do mundo, superou a torcida contrária e conquistou hoje o título do MASTERS 1000 de PARIS ao derrotar o francês GAËL MONFILS. A vitória conquistada hoje corresponde ao quinto título do atleta na temporada, e o segundo consecutivo. Na semana passada, venceu o TORNEIO DA BASILÉIA, na SUÍÇA, cidade natal de sua vítima na decisão, o número 1 do mundo, ROGER FEDERER.

Uma falha na fiscalização durante as obras pode ter motivado a queda das três vigas de sustentação do viaduto em construção no RODOANEL MÁRIO COVAS sobre o km 279 da Rodovia RÉGIS BITTENCOURT, apontou o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (CREA-SP). Hoje, o órgão realizou nova vistoria, dentro da apuração para apontar possíveis responsáveis pelo acidente. Um laudo deve ficar pronto nos próximos 15 dias. Além das vítimas atingidas diretamente pelo desabamento das vigas do RODOANEL o acidente acarretou outras tragédias. Foram registradas duas batidas na madrugada do sábado, quando o congestionamento atingiu 12 quilômetros. Em ambas, as vítimas ficaram presas nas ferragens. Uma delas morreu. Já as duas outras vítimas que estavam nos veículos atingidos pelas vigas do RODOANEL continuam internadas.

Chuvas e vendavais provocaram estragos e deixaram feridos no Sul do país hoje. Em MARINGÁ, Oeste do PARANÁ, os fortes ventos fizeram árvores cair em cima de linhas de transmissão de energia e em casas. Numa chácara da cidade, a estrutura de um palco onde acontecia um show de rock foi destruída. Dezenas de pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas a hospitais da cidade. O caso mais grave foi de uma menina atingida na cabeça por algum galho ou equipamento do palco. No momento do show, perto de 2,5 mil pessoas estavam no local. Os ventos derrubaram duas tendas onde eram vendidas bebidas.

O ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO teria decidido reconhecer oficialmente seu filho, TOMAS DUTRA SCHMIDT, fruto de um relacionamento que teve com a jornalista MIRIAN DUTRA, da TV GLOBO, no início da década de 1990. FHC está em MADRI, onde vive MIRIAN, para formalizar o assunto.
TOMAS nasceu em 1991, período em que o ex-presidente era senador. O caso foi mantido sob sigilo por FERNANDO HENRIQUE e MIRIAN. Na época, ele era casado com RUTH CARDOSO, com quem teve três filhos, LUCIANA, PAULO HENRIQUE e BEATRIZ. RUTH morreu em junho de 2008, vítima de um infarto, aos 77 anos.
Em 1992, um ano após o nascimento de TOMAS, MIRIAN foi transferida pela TV GLOBO para a EUROPA. Ela trabalhou como correspondente em LISBOA, LONDRES e MADRI. Apesar da distância, acabou ganhando repercussão com a ascensão política de FERNANDO HENRIQUE.
O ex-presidente passou de senador a ministro da Fazenda em 193, ano em que a classe política e jornalistas começaram a saber da existência de TOMAS. Em 1994, quando ele se candidatou à Presidência, a imprensa procurou MIRIAN na ESPANHA para que contasse a história de seu filho, mas ela se negou a falar do assunto. FHC, por sua vez, nunca falou publicamente sobre TOMAS.
No período em que esteve na Presidência, ele teve contatos esporádicos com o garoto. Após o fim de seu mandato, FHC teria ido à ESPANHA com freqüência para visitar TOMAS e até participado de sua formatura, em LONDRES. Hoje, ele está com 18 anos e estuda nos ESTADOS UNIDOS.

Morreu no começo da tarde, aos 84 anos, vítima de insuficiência cardíaca, o artista plástico ANTÔNIO LIZÁRRAGA, figura-chave da arte brasileira da segunda metade do século XX. Após sofrer falência dos rins há duas semanas, ele estava internado na unidade de terapia intensiva do Hospital SÃO LUIZ, em SÃO PAULO.
LIZÁRRAGA, nascido na ARGENTINA em 1924, pertence à categoria dos artistas indispensáveis quando se trata de pensar a arte de seu tempo. Acompanhar sua trajetória e analisar os vários elementos presentes em sua carreira nos leva, de certa forma, a compreender melhor os rumos da arte brasileira do século passado.
LIZÁRRAGA conheceu SÃO PAULO e sua cena artística em 1956. Animado com o que viu, mudou-se definitivamente para o País em 1959. Nesse mesmo ano começou a fazer ilustrações para o SUPLEMENTO LITERÁRIO de O ESTADO DE SÃO PAULO, dando início a uma longa colaboração que se estenderia até 1967.

Líderes políticos da região asiática, dos ESTADOS UNIDOS e da EUROPA descartaram hoje a possibilidade de assinar um novo tratado climático internacional em COPENHAGUE, no mês que vem. No linguajar diplomático, fala-se agora em um acordo ‘politicamente vinculante’, em vez de ‘legalmente vinculante’, o que ficaria para uma próxima conferência, em 2010. Na prática, isso significa que as metas obrigatórias de redução de emissões de gases do efeito estufa para a segunda fase do PROTOCOLO DE KYOTO seriam definidas só no ano que vem.

O presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, disse ontem que se recusará a reassumir a presidência como parte de qualquer acordo para pôr fim à crise desencadeada por seu afastamento. Para ele, qualquer acerto nesse sentido é uma forma de encobrir ou legitimar o golpe de junho. Em entrevista à BBC, ZELAYA acusou a CASA BRANCA de ter mudado de posição quanto à crise hondurenha e de tê-lo deixado “no meio do rio”.
ZELAYA afirmou ainda que pretende impugnar os resultados das eleições presidenciais, previstas para o fim deste mês. “Continuarei a contestar legalmente, em nome de milhares de hondurenhos e centenas de candidatos que acham que esta competição é desigual”, disse.



2 010      :        -     SEGUNDA-FEIRA
Leio no caderno CIDADES/METRÓPOLE, de O ESTADO DE SÃO PAULO na página C8 “ A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO GUARDADA NO MOSTEIRO” – Documentos resgatados por monge contam a trajetória do autor da “CARTILHA PROENÇA”. Documentos preciosos que ajudam a contar a história da educação em São Paulo, permaneciam guardados no Mosteiro de SÃO BENTO, oásis de oração e silêncio na caótica região central da cidade, e agora vêm à tona com a publicação do livro “ANTÔNIO FIRMINO DE PROENÇA: PROFESSOR, FORMADOR, AUTOR”. “Quando saiu o livro, foi um alívio”, admite o monge LUIZ CÉSAR DE PROENÇA, abade emérito da instituição, guardião dos documentos que deram origem à obra e neto de ANTÔNIO FIRMINO DE PROENÇA. Na memória do monge – que, nascido em 1952, não chegou a conviver com o avô ilustre – o nome do professor estava ligado a uma proibição: não mexer nos “papéis importantes”. “Eram documentos do meu avô que meu pai guardava com carinho. Um dia, com uns 9 anos, criança que mexe em tudo, peguei aqueles papéis e meu pai apareceu, gritando que era para tirar a mão”, lembra. “Não fazia idéia do que era aquilo. Só sabia que eram documentos importantes e aquilo jamais saiu de minha cabeça.” Em 1976, LUIZ CESAR sal da casa dos pais, na VILA ROMANA, para abraçar a vida religiosa junto aos monges beneditinos. “Em 1980, pouco tempo depois de meu pai morrer, pedi permissão ao Mosteiro para sair da clausura a fim de participar das solenidades em comemoração aos 100 anos do nascimento do meu avô”, conta. “Na ocasião, lembrei minha mãe dos tais “documentos importantes”. Disse ela que deveria encaminhar a alguma escola, que se fizesse um memorial em referência ao avô.” De volta ao Mosteiro, os documentos não saíam de sua cabeça. “Acho que tem um sopro divino nessa história”,conta. A partir de 2004, vítima de um AVC e com a mãe em idade avançada, começou a freqüentar a casa da família três vezes por semana. “Dedicava duas horas por dia a limpar a bagunça, os papéis velhos”, narra. “De repente, encontrei os ‘documentos importantes’. Era como se toda a minha vida estivesse acontecendo no presente. Fiquei com medo de rasgar e trouxe para o Monumento.” Isso foi em 2006. Um dia, com a prima de segundo grau INAIÁ NOGUEIRA DA SILVA DINIZ – bisneta de PROENÇA e idealizadora do livro – tomou coragem para abrir tudo aquilo. Para a surpresa de amos, o material estava em bom estado de conservação e guardava documentos interessantes sobre o antepassado ilustre, como uma carta de professores de PIRACICABA em solidariedade a um atentado que PROENÇA sofrera em 1909. “Ele havia surpreendido um aluno colando e, no dia seguinte, foi ameaçado, na escola, com arma de fogo”, conta a bisneta. “Outro documento interessante conta que ele teve um ano adiantado de sua aposentadoria por ter sido voluntário na epidemia da gripe espanhola, em 1918.” A família pretende continuar dando visibilidade ao legado de PROENÇA. “Queremos reeditar algumas obras dele”, diz o monge LUIZ CESAR. “Valorizar o pensamento dele é uma forma de melhorar a educação do País.”

Caros Amigos e Irmãos,
Repasso a mensagem do estimado e sempre atuante Cel Correa de Carvalho, do que foi noticiado no site da FENEME - Federação Nacional das Entidades de Oficiais Militares Estaduais sobre o infausto ocorrido com nosso Amigo e Irmão Cel RR PM Júlio Bono Neto.
Lembro-me do Bono nos recebendo com lhaneza e amizade quando parte do Bandão70 chegou ao Corpo de Bombeiros, como Aspirantes, sendo êle 1o. Tenente antigo, prestes a ser promovido a Capitão.
Lembro-me do time dos "antigões" Bono, Hermínio, Narciso, Bonjorno, Sampaio, Vladimir, etc., onde os Aspiras não tinham vez... (E onde toda a lhaneza dele e daqueles Oficiais "ia para o brejo"...)
Lembro-me do Bono como o mais antigo dos Oficiais na fundação da Loja Maçônica Força, Lealdade e Perseverança, onde ele teve participação muito ativa, no início, mas acabou por se afastar, por motivos particulares.
Lembro-me ainda do Bono, em Brasília, em 1996 / 97, já Assessor do Deputado Michel Temer, Presidente da Câmara dos Deputados, que nos permitia livre acesso e nos dava forças quando íamos tratar de assuntos da Polícia Militar no Congresso Nacional.
Sempre foi um grande Amigo, um grande Profissional, um grande Bombeiro, um grande Policial Militar...
Rogo ao Criador que o receba entre os justos, pois ele assim fez por merecer em sua jornada terrena...
CESAR AUGUSTO SERAU

Para ler, refletir e decidirmos a tentar colaborar com o governador eleito, senhor Geraldo Alckmin, nessa área tão importante do Estado, de forma uníssona, para que independente de aspectos outros, adotemos a sugestão de se manter o atual time da SSP, prevalecendo o velho lema de que: Em time que está ganhando não se mexe !
Continuidade paulista: - Evitar retrocessos em áreas como a segurança e avançar na educação e no transporte são alguns dos desafios do governo de Geraldo Alckmin. Com a derrota de José Serra na campanha presidencial, o governo de São Paulo adquire renovada importância para Geraldo Alckmin e seu partido, o PSDB. Os tucanos estarão à frente do Estado pela quinta vez consecutiva. Da eleição de Mário Covas, em 1994, até o final do próximo mandato, que se inicia em janeiro, serão 20 anos de governos peessedebistas. Em linhas gerais, o saldo dessa experiência administrativa é positivo. São Paulo mantém-se numa posição de liderança na economia, com cerca de um terço do PIB nacional, o interior se modernizou, e a capital, com os problemas conhecidos, consolida-se como metrópole global, com vocação cosmopolita, voltada para os negócios e o setor de serviços. Há, no entanto, desafios em frentes de responsabilidade do governo estadual que interferem diretamente na vida da população. A qualidade do ensino público é uma delas -e tem sido apontada como o calcanhar de Aquiles da gestão tucana. Coincidência ou não, é uma área em que não predominou a continuidade de políticas públicas ao longo dos sucessivos governos do mesmo partido. Em meados dos anos 90, quando Covas assumiu, o maior desafio ainda era universalizar o acesso. Hoje, ao menos no ciclo fundamental, o problema está resolvido. O objetivo passou a ser a oferta de educação qualificada. A premiação dos docentes por critérios de desempenho e mérito, iniciada em 2007, é um avanço, mas Alckmin terá de enfrentar o problema dos professores temporários e não concursados, que representam 46% de todos os docentes da rede. Já no ensino médio, o quadro é mais grave. Cerca de 10% dos jovens entre 15 e 17 anos ainda estão fora da escola. Além disso, segundo a avaliação estadual, os estudantes do terceiro ano, em tese aptos a ingressar na universidade, não conseguem nem a nota esperada para a oitava série. O contraponto mais visível ao insucesso dos tucanos na educação são os resultados positivos obtidos na segurança. No final dos anos 90, os homicídios chegavam a 35,7 por 100 mil habitantes no Estado; hoje, a taxa oscila em torno de 10 por 100 mil. A sensação de insegurança, no entanto, ainda está presente no cotidiano dos paulistas, que não esqueceram a onda de ataques promovida em 2006 por uma facção criminosa. Alckmin tem a responsabilidade de zelar pelo avanço no combate ao crime e de evitar, ao mesmo tempo, qualquer risco de retrocesso no enfrentamento da corrupção dentro da polícia. Não há nada que obrigue o governador, ainda em fase de definição de sua equipe, a manter no cargo o atual secretário da Segurança -embora fosse desejável dar continuidade à política de moralização dos quadros policiais por ele conduzida. Espera-se, da mesma forma, que os esforços de melhoria do transporte público tenham prosseguimento. Em 2011, a rede de metrô deve atingir 78 km na capital. Houve investimento inédito nessa área nos últimos anos, mas a malha metroviária ainda está longe de atender às necessidades da população. Nesse setor, é de esperar a criação de uma autoridade metropolitana que favoreça padrões de gestão mais racionais e menos conflituosos da malha pública, que envolve dezenas de municípios na área da Grande São Paulo.
[Editorial da Folha de hoje(15)]

Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho para Americo, GBB, GrBarroBranco
mostrar detalhes 05:44 (11 horas atrás)
Carissimo Amigo Irmão Tognetti,
De tudo o que já aconteceu (eleições) e que está acontecendo (novo governo) há que tirar pros e contras. De minha parte, escolho que fizemos nossa parte (nas eleições) e estamos fazendo-a agora. O que temos? De que um novo governo não fica (por principio) com "resto do anterior" já sabemos; o que estamos tentando já é algo quase infinitamente impossível. Já deve ter ficado claro que não devemos mencionar o nosso Cmt, portanto não há falar em prejudicá-lo. Quanto ao Secretario, estará sendo prejudicado pelo que a Folha publicou? Quem pode garanti-lo? Nossa campanha (que não será nossa, conforme proposto - quantos amigos civis seus atenderiam a um chamado para a lista?) representará a opinião ESPONTÂNEA (se consultarmos os interessados, já deixa de sê-lo) A VISTA DA PUBLICIDADE DADA AO FATO! Existe algo mais limpo do que isto? Se não conseguirmos o nosso intento (todas as forças em jogo serão maiores do que a nossa - O QUE NAO SERÁ NOVIDADE!) restará PARA AS NOSSAS CONSCIENCIAS A CERTEZA DE HAVERMOS TENTADO UMA INGENUA CAMPANHA, TIPO DAVI X GOLIAS. E para o alvo aparente (e os alvos de fato) do nosso intento? A certeza de que representaram uma bandeira além Corporação para os seus irmãos de armas e para uma legião de amigos que respeitam e admiram a MELHOR PM DO BRASIL através do PRESTIGIO QUE GRANJEARAM ENTRE ELES BRILHANTES OFICIAIS COMO VOCE E COMO TANTOS QUE CONSTITUEM LIDERANÇAS ATIVAS E DINAMICAS TODA A VIDA!
Se você preferir não fazê-lo não perderá o nosso respeito, apenas estará fazendo o que acredita ser melhor, enquanto os que decidimos fazer, estaremos IGUALMENTE, e sob a luz da mesma LIBERDADE, fazendo exatamente como você, apenas em sentido inverso.
Que Deus proteja o nosso intento e os amigos que nos merecem este empenho NAO SEJAM PREJUDICADOS EM NADA, como acreditamos que NAO SERÃO!!!
Um imenso abraço a TODOS!
Em tempo: Amigo / Irmao Ciapina,
Se o resultado no GBB, até amanhã TERÇA 16, for não fazer, por favor passe-me as coordenadas para que eu as envie ao meu Amigo civil da Frente Civica para que tome a iniciativa. CASO ISTO TENHA DE ACONTECER, COMUNICAREMOS AOS COMPONTENTES DO GBB PARA QUE ASSINEM, OU, PELO MENOS ESPALHEM O CONVITE ENTRE SEUS AMIGOS CIVIS.
Como faz o BOM ESCOTEIRO: "GRATOOOOO! GRATOOOOO! GRATISSIMOOOOO"!!!

Caros Coronéis Corrêa de Carvalho e Tognetti
Com o máximo respeito entendia interessante a iniciativa, mas com os argumentos contrários despendidos com eloquência pelo Cmt Camargo e Cel Armando reavaliei meu pensamento, além disso, corroborando essa ação houve pedido de assessor do Cmt G no sentido contrário à iniciativa.

Como não houve nenhum argumento com força suficiente para rivalizar a ação de abortar a feitura da carta de apoio entendo que, apesar de a maioria consistente pretender a permanência do Secretário e do Cmt G, pode ser um tiro no pé. Acredito que possamos atuar sobre a imprensa enfatizando que a saída do SSP indica menosprezo ao combate à corrupção. Isso sim seria a pedra de toque a pesar na balança da hora da decisão. Além disso, há mais um forte argumento na mantença do status quo na Segurança Pública pois a Administração Penitenciária está bem graças em grande monta à ação da SSP. Sugiro pensarmos em usar as mesmas armas que os interesses escusos de políticos e alguns delegados usam com os argumentos rivalizando tudo que colocam na mídia.
Donizeti

Prezados companheiros
O nosso Comandante Geral, embora feliz com a boa intenção dos integrantes do GBB, por motivos óbvios, NÃO quer o abaixo assinado. Por conta dos mesmos motivos, recomendo que o Secretário de Segurança Pública seja consultado se se opõe ao manifesto. Nas tempestades características do ambiente político, manifestos de apoio podem ser a causa da exoneração. Não temos o direito de colocar em risco a permanência de nosso Comandante. Mas esta discussão em torno do tema, mais uma vez, realça os valores de lealdade, honra e dignidade dos Oficiais de nossa Força Pública. Sugiro que nos empenhemos em discussões sobre o aperfeiçoamento da política de segurança pública, validando, com nossas opiniões, os aspectos positivos da atual administração.
abraço
CA
Sent: Monday, November 15, 2010 11:40 AM
To: grupobarrobranco@grupos.com.br
Subject: Fw: Re: [grupobarrobranco] LISTA PRÓ SSP - SIM OU NÃO
Caros amigos do GBB
Concordo plenamente
O Exmo Sr. Governador eleito deve realmente saber das nossas pretensões em apoiar respeitosamente a permanência do atual Secretário de Segurança, do atual Cmt Geral da PM e do Delegado Geral da PC. Devemos redigir um texto respeitoso, mas firme e objetivo, mostrando a ele que acataremos a sua decisão qualquer que seja. Sinceramente, não vejo qualquer sentido negativo em encaminhar uma petição ao Governador eleito, afinal estamos numa democracia e temos direto a expor respeitosamente a nossa opinião.
Um forte abraço a todos.
Cel Iracy Vieira Catalano - Asp 1956

CARISSIMO CORRÊA
Dia 22 de novembro estarei participando de mais uma reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, conselho este criado há oito anos. Caso fosse possível gostaria que o seu amigo que irá propor a permanência do SSP no próximo governo, face os seus méritos, também solicitasse o apoio do Conselho Cívico e Cultural.
O pedido poderá ser feito em nome do COORDENADOR FRANCISCO GIANNOCCARO e terei o máximo prazer de fazer essa entrega.
Mande para o meu e-mail     celmario@gmail.com
CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA
SECRETÁRIO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
Responder |Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho para José, mim
mostrar detalhes 19:31 (53 minutos atrás)
deSebastião Alberto Corrêa de Carvalho
paraJosé Carlos Ciapina
ccMario Ventura
data15 de novembro de 2010 19:31
assuntoFwd: PERMANÊNCIA DO SSP NO PRÓXIMO GOVERNO
enviado porgmail.com
assinado porgmail.com
Olha aí, Ciapina: é muito para não fazermos a tentativa!
Abrs.
C de Carvalho
agora de escala em Madrid

Não saio de casa neste feriado. Tenho uma grande atividade pela Internet. Não só pela luta que mantemos para que o nosso Cmt Geral permaneça no próximo governo, como também as novas notícias sobre a morte do CORONEL PM JULIO BONO NETO. Além de tudo isso já começo a trabalhar numa minuta do discurso que irei fazer no dia 2 de dezembro por ocasião do almoço de confraternização do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. São oito anos de luta e preciso compactar tudo isso numa breve palestra. Revejo também o trágico acontecimento de 11 de janeiro de 1999 quando o então tenente PM MONDADORI foi atingido por um tiro que o deixou paraplégico. Insiro nesse caso o trabalho excepcional do deputado estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO em sua defesa na tribuna da Assembléia Legislativa em 28 de outubro de 2009.

Duas pessoas morreram num acidente com um avião no Aeroclube de BRAGANÇA PAULISTA. Segundo os bombeiros, o monomotor de prefixo PP-ELV usado para instrução se incendiou após cair. Na queda, o aluno JOÃO HENRIQUE MENDONÇA, de 18 anos, que fazia sua primeira aula de vôo e o instrutor RAFAEL GLACON CUNHA, de 21, morreram carbonizados. O jovem ganhou a aula de presente pelo aniversário de 18 anos, completados na quinta-feira, dia 11. Toda a família do rapaz acompanhava a aula em solo. O pai, ao ver a queda do avião, sofreu um ataque do coração e foi socorrido pelos bombeiros. Encaminhado para um hospital de BRAGANÇA PAULISTA, ele seguida internado até à noite. Segundo testemunhas, pouco após decolar, a aeronave perdeu sustentação e caiu. O avião é um P-56, conhecido como PAULISTINHA. A mesma aeronave sofreu um acidente em 2004, quando registrou problemas na decolagem. Na ocasião, duas pessoas ficaram feridas. O aeroporto fica ao lado de uma zona residencial da cidade.

O pianista e compositor, WENDEL MATTOS, de 32 anos, ficou conhecido por canções religiosas como “EU NÃO PRECISO MAIS SONHAR”, interpretada por RIANE JUNQUEIRA; “SOMENTE A TI”, cantada por LEONARDO GONÇALVES; “SUBLIME ESPERANÇA”, por JÔNATAS FERREIRA e “COISAS INVISÍVEIS”, de TOM DE VIDA. Ele lutava há anos contra um tumor no cérebro. Morreu na madrugada desta segunda-feira, no Hospital SANTA TEREZA, em CAMPINAS. O enterro será na cidade de INDAIATUBA.

Morreu o professor VÁLTER APARECIDO RODRIGUES, aos 62 anos, em MORRINHOS (BA). Formado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) ele era também professor universitário. De SÃO PAULO mudou-se para POÇÕES, na BAHIA. Dedicava-se à vida acadêmica e à coordenação de cursos livres na cidade. Era muito querido pelos alunos e tinha um blog pessoal.

Faleceu HEROALDO BAPTISTA CARDOSO, aos 90 anos. Escolheu servir o Exército em plena 2ª Guerra Mundial, em FERNANDO DE NORONHA. Acreditava que isso o beneficiaria na carreira. Sabendo, no entanto, que a passagem pelo arquipélago seria dura – vários combatentes voltavam magros e muito doentes – ele levou uma caixa de remédios. Apesar de ter evitado os problemas de saúde, os oito meses foram penosos. As condições eram precárias e a alimentação, à base de feijão enlatado. Depois que voltou, largou a farda e começou a trabalhar em empresa privada. Gostava de viajar de navio. Um de seus últimos destinos foi justamente FERNANDO DE NORONHA. “Quando estive aqui não tinha nada disso.”

As estradas que cortam o Estado de SÃO PAULO tiveram tráfego intenso hoje, com a volta dos turistas que viajaram durante o feriadão. O complexo ANCHIETA/IMIGRANTES apresentou trânsito lento na serra e também nas vias PADRE MANOEL DA NÓBREGA e CÔNEGO ROMÊNICO RANGONI, no litoral. Até o final da tarde, cerca de 200 mil veículos – de um total de 283 mil que desceram para a BAIXADA SANTISTA – já haviam retornado à capital. As rodovias AYRTON SENNA, DUTRA e CASTELLO BRANCO também tiveram trechos com lentidão em razão do excesso de veículos.
Um crime chocou os moradores de ITAMARACÁ, em PERNAMBUCO, na noite do domingo. Uma dona de casa matou por engano, o próprio filho. CLEBSON FREITAS PEREIRA, de 29 anos, chegou em casa e arrombou a porta da frente. Com medo de ser um assaltante, a mãe dele pegou uma faca e atacou a vítima. CLEBSON ainda foi socorrido para o hospital MIGUEL ARRAES, mas não resistiu aos ferimentos. A mulher se apresentou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ela pode ser indiciada por homicídio culposo, ou seja, sem intenção de matar.

O estudante DOUGLAS IGOR MARQUES LUIZ, de 19 anos, foi baleado na barriga, hoje de madrugada, no ARPOADOR, no RIO DE JANEIRO, e acusa um agente do Exército de ser o autor dos disparos. Segundo a mãe do jovem, uma universitária de 37 anos, o filho e um grupo de amigos, todos homossexuais, estavam conversando e alguns namorando, quando foram abordados por militares do Exército, por volta de meia noite e meia. Segundo a polícia, o disparo foi feito de um fuzil e o atingiu de raspão. O grupo de jovens tinha participado da Parada Gay, em COPACABANA.

Os cinco suspeitos de agredir três jovens na Avenida PAULISTA no último domingo, dia 14 de novembro, foram liberados hoje pela Justiça. Por volta das 14 horas, quatro adolescentes deixaram a Fundação CASA, no BRÁS, para onde haviam sido levados. Os menores irão responder em liberdade por ato infracional à Vara da Infância e Juventude. O quinto suspeito, um jovem de 19 anos, também vai responder em liberdade pelos crimes de agressão corporal gravíssima e formação de quadrilha. A Justiça concedeu um hábeas corpus, por considerar que ele é réu primário, tem residência fixa e trabalha em atividade lícita. Ele deixou o 2º DP (BOM RETIRO), por volta das 16 horas, sem falar com os jornalistas. As agressões começaram perto da Estação BRIGADEIRO do Metrô, onde dois rapazes alegam terem sido espancados pelo grupo. Um deles precisou ser levado para o hospital, mas teve alta ainda no domingo. Ainda na PAULISTA, outro jovem, de 23 anos, foi atacado e teve o rosto atingido por lâmpadas fluorescentes, usadas como bastão. A polícia investiga se o motivo do crime foi homofobia.

O alemão SEBASTIAN VETTEL foi recebido com festa hoje, em SALZBURGO, na ÁUSTRIA, sede da RED BULL. Animado, o campeão da Fórmula 1 não titubeou e tocou trompa com uma banda em um programa de televisão ao lado do chefão da escuderia, CHRISTIAN HORNER. Mas, enquanto o dia foi de comemorações na ÁUSTRIA, na ITÁLIA, o chefão da FERRARI, LUCA DI MONTEZEMOLO, levou cornetada do ministro da Simplificação Legislativa, ROBERTO CALDEROLI. O político responsabilizou o dirigente pelo erro de estratégia no GP de ABU DHABI, que custou o título a FERNANDO ALONSO. MONTEZEMOLO fez pouco da provocação, dizendo que responderia quando o político fizesse 1% do que a escuderia fez pelo país.

Um incêndio em um prédio residencial de XANGAI, na CHINA, deixou, ao menos 42 mortos hoje. Mais de 20 pessoas foram atendidas com lesões graves. Oito carros de bombeiros foram usados no combate às chamas. O fogo só foi controlado seis horas após o início. O edifício estava em reforma e o incêndio começou em materiais de construção do prédio, que tem 28 andares. A fumaça cobriu o local, no coração financeiro da CHINA, e atraiu uma multidão de curiosos.

Morre Júlio Bono, principal assessor do vice-presidente eleito Michel Temer
Faleceu na tarde do dia 12 de novembro o braço direito do vice-presidente eleito da República, Michel Temer, o Coronel Júlio Bono, 69 anos, afogado, na Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas, na região do grande Recife em Pernambuco.
As informações de colegas de trabalho que o acompanhavam são de que ele estava com a namorada, a jornalista Christina Lemos, da Rede Record, na orla, próximo à faixa de areia, quando foi puxado e arrastado pela correnteza. Lemos ainda tentou socorrê-lo, mas não obteve êxito e ele morreu no local, instantes depois.
Júlio Bono era viúvo, deixa um filho, e era cotado para assumir a chefia de gabinete da vice-presidência da República. Assessor de Michel Temer desde quando o deputado era Secretário de Segurança Pública de São Paulo, no início dos anos 90, era oficial da reserva. Sua proximidade com Temer era tão grande que chegava a ser responsável, inclusive, pelas finanças pessoais do novo vice-presidente.
Michel Temer desembarcou no Brasil, vindo da Argentina, por volta do 12h, deste sábado, onde participava do 6º Foro Ibero-Americano de Parlamentares. O vice-presidente eleito aguardou a chegada do assessor durante toda a tarde e noite. Aliás, mais do que um assessor, um amigo, que o acompanhava há mais de 20 anos.
O corpo do Coronel Júlio Bono foi trasladado em um avião a Força Aérea Brasileira(FAB) e desembarcou, somente às 23h20, na base aérea de Brasília. Seu enterro que estava previsto para o final da tarde deste sábado só deverá acontecer, neste domingo, dia 14, em horário a ser definido.
O velório acontece no Cemitério Campo da Esperança, na Capela 10. Várias autoridades, entre eles o amigo Michel Temer, militantes do PMDB estão no local prestando suas últimas homenagens a Júlio Bono.

Quatro membros do governo do premiê italiano, SÍLVIO BERLUSCONI, apresentaram hoje sua renúncia “irrevogável” – num dos sinais mais claros de um governo marcado por escândalos sexuais e baixa popularidade. Os demissionários são o ministro da Política Européia, ANDREA RONCHI, o vice-ministro de Desenvolvimento, ADOLFO URSO e os secretários da Agricultura, ANTONIO BUONFIGLIO e do Meio Ambiente, ROBERTO MENIA.

Os ESTADOS UNIDOS levarão à cúpula da Organização do Atlântico Norte (OTAN) neste fim de semana, em LISBOA, um plano para encerrar as operações de combate no AFEGANISTÃO em 2014. A estratégia é transferir a segurança para os afegãos progressivamente ao longo dos próximos quatro anos. Mesmo depois do prazo, assim como ocorre no IRAQUE, A aliança militar ocidental deve manter um contingente para treinamento e logística.

2 011       :      -      TERÇA-FEIRA
Uma chuva renitente cai neste feriado desde a madrugada. Tenho muita coisa para fazer em minha biblioteca. LUCINDA preocupa-se com o seu aniversário (dia 17). Ganhou seu presente (em dinheiro) na data de ontem e já está comprando coisas que lhe interessam e lhe faltam. KÁTYA vai para a segunda aplicação de quimioterapia no hospital A. C. CAMARGO. O NELSON e a SORAYA levam-na. Na atualização de 15 de novembro sou obrigado a criar um novo livro “NOV11-15-16”, face o volume das páginas ter crescido. O dia 15 de novembro ultrapassa o número de 50 páginas.

Recebo comunicações vindas de PIRACICABA e ITAPIRA no sentido de se formar o terceiro Núcleo de Correspondência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Tudo nasceu com o Professor BIAJONE em ITAPETININGA.
ESTIMADO EGYDIO
Seu trabalho merece elogios. Você está relembrando e reconstruindo a história da EPOPÉIA DE 32. A criação dos Núcleos de Correspondência é algo maravilhoso. A idéia é do Professor BIAJONE. Você a abraçou com denodo e muita vontade e está cumprindo meritoriamente a criação de um terceiro Núcleo de Correspondência e sei que sua influência é primordial nessa conquista.
Como presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC sou um visionário. Acredito nas pessoas e apoiarei todas essas iniciativas. O lema "A UNIÃO FAZ A FORÇA" serve para todos nós.
Daqui mais alguns anos acredito que tenhamos muitos outros núcleos de correspondência. Mas o pioneirismo é importantíssimo. Um dia desses um dos nossos conselheiros teve uma expressão feliz "Vocês estão fazendo nos últimos meses o que não foi feito em dez anos". Pode ser um elogio forte, mas pensando bem é uma realidade que começou em ITAPETININGA, perpetuou-se na encantadora PIRACICABA e vocês irão espalhar essa semente para todo o Estado de São Paulo.
2012 está despontando. Iremos fazer a PRÉ-ABERTURA dos 80 anos em 8 de dezembro de 2011, às 16 horas na Câmara Municipal de São Paulo, durante a entrega do Prêmio PAUL DONOVAN KIGAR.
Meu sonho era ter todos vocês ao meu lado nesta data. Já em 2012 estou trabalhando em proporcionar em 22 de janeiro, um domingo, uma estupenda
ABERTURA DOS 80 ANOS na PRAÇA DA SÉ, às 10 horas. Queira Deus que esse meu intento se torne realidade. Durante o ano todo teremos inúmeras solenidades em várias regiões da cidade de São Paulo e em vários municipios, entre eles ITAPETININGA, PIRACICABA, ITAPIRA e muitos outros que já prometeram eventos.
Poderei então descansar da minha luta, certo do dever cumprido. Irei completar 75 anos em dezembro e preciso deixar a Sociedade em mãos de pessoas mais jovens como vocês.,

Em 15 de novembro de 2011 13:58, EGYDIO JOAO TISIANI
escreveu:

Caríssimo Cel VENTURA
Em anexo, e-mail que recebi a poucos instantes do nosso futuro presidente de Núcleo de Correspondência de ITAPIRA MARCIO CARLOS.
Vou redirecioná-lo, também, ao meu "co-irmão" Prof. BIAJONE.
Dia 22/11/2011 o Núcleo Voluntários Paulistas de Piracicaba completará um mês da sua criação e vou enviar à V.Sª um balanço inteiramente positivo do que conquistamos em favor da  Memória dos nossos valorosos VETERANOS DE 32.
Estou muito feliz, entusiasmado e realizado nesta nova função.
Enorme abraço afetuoso.
EGYDIO
1513:50NOV2011

De: marcio carlos
Data: 15 de novembro de 2011 13:41
Assunto: RE: Sobre a criação do NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE ITAPIRA
Para: e.jtisiani@ig.com.br
Sr. Egydio. Claro que quero participar como núcleo. Tudo o que podemos fazer pela memória do nosso povo, devemos fazê-lo. Eu também não me sinto capaz e à altura da dignidade que é compor um organismo que nos leve a reviver todo o ideal e a realidade que foi a Revolução de 32. Esse ano, para mim, é inesquecível porque é o ano de nascimento de meu Pai. Se torna especial saber que ele, nasceu num tempo em que a fibra e coragem do soldado e povo paulista, foram testados numa fornalha que durou três meses. Criatividade, audácia, inteligência e, tantos outros atributos, forjaram o caracter daqueles corajosos homens e mulheres. Isto, não pode acabar no aquecimento.
Um povo sem memória é um povo sem alma. Fico lisonjeado por suas palavras e lutarei pela implantação do Núcleo. Peço que aguarde uns poucos dias para que possa procurar os militares sensíveis ao assunto. Abraços de um paulista que muito ama sua terra.
Date: Mon, 14 Nov 2011 19:44:44 -0200
Subject: Sobre a criação do NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE ITAPIRA
From: e.jtisiani@ig.com.br
To: marciocarlosmc@hotmail.com

CARÍSSIMO Professor BIAJONE
A semente plantada por você está crescendo muito rapidamente. O trabalho do EGYDIO é espetacular também. Espero que outros núcleos nasçam pelo Interior de São Paulo. Com isso teremos a revitalização completa da EPOPÉIA DE 32.
De: Mario Ventura
Data: 15 de novembro de 2011 19:25
Assunto: Re: Sobre a criação do NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE ITAPIRA

PREZADO AMIGO MÁRCIO CARLOS
Você terá todo o meu apoio na formação do terceiro NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA. Qualquer necessidade na elaboração do núcleo a pronta ajuda dos abnegados voluntários Professor BIAJONE e TENENTE EGYDIO irão fortalecer a sua criação.
Tenho certeza que ITAPIRA estará altamente beneficiada em sua história com o seu trabalho.
Venha nos visitar quando possível. Dia 8 de dezembro, às 16 horas, lançaremos a PRÉ-ABERTURA DOS 80 ANOS DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA na Câmara Municipal de São Paulo. Convido-o para esse evento.

Aproveitando o feriado elaboro a minuta de um ofício ao Exmº Sr Cmt Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO:
São Paulo, novembro de 2011
Exmº Sr. Coronel PM ÁLVARO BATISTA CAMILO
DD Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC pretende comemorar condignamente a lembrança do heroísmo, da abnegação e do estoicismo dos valentes combatentes do Movimento Constitucionalista de 1932, por ocasião de seu Jubileu de Carvalho.
A Pré-Abertura dos 80 Anos da EPOPÉIA DE 32 realizar-se-á no dia 8 de dezembro de 2011, às 16 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, por ocasião da 8ª Entrega do Prêmio PAUL DONOVAN KIGAR e da escolha, por parte do referido Conselho da Temática sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. Convidamos V.Exª e toda a cúpula da PM para prestigiar esse tão importante evento.
Solicitamos de V.Exª o apoio imprescindível da Polícia Militar na organização da Abertura Oficial do Jubileu de Carvalho na Praça da Sé, às 10 horas do dia 22 de janeiro de 2012, visto que essa Praça foi cenário de monumental comício em 25 de janeiro de 1932. Valendo-se desse impressionante episódio, tivemos a idéia de justamente, na Praça do Povo Paulista, comemorarmos a Abertura dos 80 Anos do Movimento Constitucionalista.
Certos de que seremos apoiados pela Polícia Militar, herdeira da Força Pública da época de 32, reiteramos a V.Exª os nossos protestos de elevada consideração e estima.
Tenho ainda essa idéia de abrir os 80 anos da Revolução Constitucionalista na Praça da Sé. No dia 2 de outubro, por ocasião da Solenidade do 79º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista, falei pessoalmente com o Prefeito GILBERTO KASSAB e com o próprio Comandante da Polícia Militar, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO. O tempo está passando muito depressa e quero concretizar esse sonho. Também já falei a respeito desse assunto com o CORONEL PM NEVORAL BUCHERONI, atual sub-prefeito da SÉ.
Outro pensamento nosso é mandar rezar uma missa na Catedral da Sé pelo próprio arcebispo dom ODILO SCHERER. Nossa associada MARIA CECÍLIA MUSUMECI já entrou em contato com dom ODILO e hoje lhe mando uma publicação no jornal O ESTADO, de 26 de julho de 1932, intitulado “COMUNICADO DO ARCEBISPADO”. Peço a ela fazer chegar às mãos do dom ODILO.

Quem decidiu passar o feriado da Proclamação da República em São Paulo, e mesmo quem voltava de viagem, teve de enfrentar hoje alagamentos causados pela forte chuva que caiu na Região Metropolitana pela manhã. O RIBEIRÃO DOS MENINOS, em SÃO CAETANO DO SUL, transbordou afetando o trânsito na região do ABC. Na capital, foram 16 pontos de alagamento, todos transitáveis, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O estado de atenção foi decretado às 12 horas para todas as regiões da cidade e acabou às 15:35 horas. A situação mais crítica ocorreu na zona norte. Na Rua RUBENS DE SOUZA ARAÚJO, na VILA MANGALOT, duas pessoas tiveram de ser resgatadas de bote pelo Corpo de Bombeiros. Na mesma região está a MARGINAL DO TIETÊ, que teve três pontos de alagamento (altura das pontes dos REMÉDIOS, do LIMÃO e na região da MÓOCA). A MARGINAL DO PINHEIROS teve também pontos de alagamento. Outro estrago causado foi na ACLIMAÇÃO. Uma árvore caiu e interditou a Rua CASTRO ALVES. Dois veículos foram atingidos, mas não houve vítimas. Os maiores índices pluviométricos foram registrados na Subprefeitura do IPIRANGA e do M´BOI MIRIM.
As chuvas que caíram desde o fim de semana em várias regiões do PARANÁ começaram a dar trégua hoje, mas ainda persistiam, sobretudo do centro para o leste do Estado. Em CURITIBA, apesar de fraca, a chuva caiu durante todo o dia. Segundo a Defesa Civil do PARANÁ, as chuvas afetaram até 6 mil pessoas em UMUARAMA. No fim de semana, caiu granizo em GUARAPUAVA. O mesmo fenômeno aconteceu hoje em JAHÚ, no interior de SÃO PAULO.

JOÃO LEITE DOS SANTOS, de 54 anos, o mecânico que no domingo apanhou de macacos-prego no zoológico de SOROCABA, virou atração em ARAÇOIABA DA SERRA, cidade vizinha a 123 km de SÃO PAULO. As imagens da agressão, gravadas por visitantes, ainda circulam pela Internet. Amigos, vizinhos e curiosos foram à casa de SANTOS, uma residência simples da periferia da cidade, para visitar o “domador de macacos”, como o chamam de brincadeira. “Pensei que eram mansinhos”, diz SANTOS, que no domingo, embriagado, pulou a cerca, entrou na água e caminhou até a ilha dos primatas, no lago do zôo. Atacado a mordidas e arranhões, foi salvo por freqüentadores e precisou ser levado ao Hospital Regional de SOROCABA. Hoje, ele exibia curativos no braço, nas costas e até no dedo. A Secretaria do Meio Ambiente de SOROCABA afirmou que vai reforçar a sinalização nos recintos de todos os animais do zoológico.

Os indícios de que CARLOS LUPI e seu partido, o PDT, usaram favores de uma ONG e de empresas para contratar aviões a serviço de viagens partidárias agravaram a situação do ministro do Trabalho. Em vez de esperar para definir a situação de LUPI só na reforma ministerial, ano que vem, a presidente DILMA ROUSSEFF vai traçar o futuro dele a partir das novas explicações que terá de dar amanhã por conta das denúncias. Além disso, LUPI terá de se defender, no próximo sábado, na reunião do Diretório Nacional do PDT. Ele tentará obter uma nota oficial de apoio do partido à sua permanência na pasta. Apesar de já ter trocado seis ministros – cinco deles por suposto envolvimento em casos de tráfico de influência e corrupção – DILMA não deu garantias de que LUPI ficará até o fim do ano.

Médicos do Hospital Israelita ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO, realizaram hoje a primeira cirurgia da AMÉRICA LATINA de revascularização do miocárdio – conhecida como “ponte de safena” – totalmente por meio de robô. O paciente foi operado sem a necessidade de abrir o peito – foram feitas incisões de 1 cm para a passagem de instrumentos.

Um ônibus da JOVEM TURISMO, de BRASÍLIA, tombou nesta tarde na descida da SERRA DA MANTIQUEIRA, em PINDAMONHANGABA, matando 10 pessoas e ferindo 33. O grupo de romeiros havia visitado APARECIDA e CAMPOS DO JORDÃO. O motorista, com habilitação vencida desde setembro, disse ter perdido o controle após ouvir barulho no veículo.

A estudante brasileira THAÍS CAROLINE GONÇALVES, de 22 anos, morreu no domingo em um hospital de BRAGA, cidade ao norte de PORTUGAL, vítima de parada cardiorrespiratória. A família da jovem diz que ela não tinha nenhuma doença grave. Hoje, a mãe da estudante, MARIA VITÓRIA GONÇALVES, desembarcou em PORTUGAL, onde foi recebida por uma psicóloga e um professor na Universidade Estadual Paulista JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP), onde THAÍS estudava, além de um representante do ITAMARATY e um amigo da família que vive no país.

Morreu nesta terça-feira, aos 87 anos, nos ESTADOS UNIDOS, o compositor norte-americano LEE POCKRISS, coautor de ITSY BITSY TEENIE WEENIE YELLOW POLKA DOT BIKINI. A música, escrita em parceria com PAUL VANCE, foi gravada pelo jovem BRYAN HYLAND e alcançou o primeiro lugar na BILLBOARD em 1960. A canção faz parte da trilha de vários filmes, entre eles MUDANÇA DE HÁBITO 2, com WHOOPI GOLDBERG,  e ganhou a versão brasileira BIQUINI DE BOLINHA AMARELINHA, na voz de CELLY CAMPELO. POCKRISS também trabalhou em musicais de teatro compondo diversas canções, com CATCH A FALLING STAR, e escreveu músicas para o seriado VILA SÉSAMO.

Após 30 anos, investigadores vão reabrir o inquérito que apurou a morte da atriz norte-americana NATALIE WOOD. De acordo com o porta-voz da Polícia de LOS ANGELES, STEVE WHITMORE, a decisão foi tomada depois que detetives receberam novas informações sobre a morte da atriz, sem divulgar detalhes sobre o caso. A estrela de WEST SIDE STORY morreu afogada em 29 de novembro de 1981, quando passava um fim de semana em seu iate na ILHA SANTA CATALINA, no Sul da CALIFÓRNIA, com o marido ROBERT WAGNER e o colega de elenco do filme PROJETO BRAINS-TORM, o ator CHRISTOPHER WALKING. Na época, a morte da atriz foi considerada acidental.

Após dois meses no distrito financeiro de NOVA YORK, os ativistas do OCUPE WALL STREET foram retirados hoje do ZUCCOTTI PARK. A remoção, iniciada pela polícia de madrugada, foi seguida da limpeza da praça. A partir de agora, os manifestantes só poderão ficar ali de dia e haverá restrição ao barulho. Cerca de 200 pessoas foram presas ao desrespeitar ordens policiais no ZUCCOTTI e em outra praça, onde tentaram remontar o acampamento. Os ativistas alegam que a remoção foi ilegal. “Retomaremos a praça”, disse BILL DOBS, porta-voz do grupo.

Em um dia de violentos combates entre as forças de segurança e milícias opositoras em diferentes regiões da SÍRIA, a TURQUIA ameaçou cortar o fornecimento de energia para os sírios caso o governo de BASHAR ASSAD não interrompa a repressão contra ativistas. Principais parceiros comerciais de DAMASCO, os turcos também anunciaram o cancelamento de planos para a exploração conjunta de petróleo. Em outro revés para ASSAD, cada vez mais isolado internacionalmente, o Conselho de Cooperação do GOLFO, composto por seis monarquias árabes, não aceitou o convite do regime sírio para uma reunião de chanceleres do mundo árabe. O objetivo da SÍRIA era evitar a suspensão decretada pela LIGA ÁRABE, que deve entrar em vigor amanhã, após uma reunião em RABAT, no MARROCOS, do qual DAMASCO anunciou que não participará. As principais autoridades da TURQUIA fizeram declarações duras hoje contra ASSAD, começando pelo premiê RECEP TAYYIP ERDOGAN. “Mais uma vez, condeno duramente o ataque contra a bandeira turca e nossa embaixada”, afirmou, referindo-se às ações violentas de simpatizantes do regime contra missões diplomáticas de alguns países na madrugada de domingo. “BASHAR, você que tem milhares de pessoas nas prisões, precisa achar os responsáveis pelo ataque contra a bandeira turca e puni-los”, acrescentou o premiê, que era amigo de ASSAD até meses atrás. O presidente da TURQUIA, ABDULLAH GUL, afirmou que “os ataques contra nossos cidadãos são inaceitáveis”, em referência aos diplomatas de ANCARA que vivem em DAMASCO. Segundo o chanceler turco, AHMET DAVUTOGLU, “se ASSAD não tomar as medidas necessárias, nossa reação será diferente caso essas ações se repitam”. Milícias opositoras e milhares de refugiados sírios buscaram abrigo em território turco. “No momento, estamos fornecendo eletricidade para a SÍRIA. Mas, se eles continuarem nesse rumo, precisaremos rever nossas decisões”, afirmou o ministro turco da Energia, TANER YILDIZ. De acordo com ele, a companhia de petróleo estatal da TURQUIA não levará adiante planos para exploração de petróleo na SÍRIA. Ao menos 69 pessoas morreram na segunda-feira em combates entre as forças de segurança e grupos armados da oposição em HOMS e outras partes do país – 34 eram soldados e policiais. Segundo a ONU, 3,5 mil pessoas foram mortas desde março na repressão do governo a dissidentes.
A SÍRIA anunciou hoje a libertação de 1.180 pessoas presas nos protestos contra o regime do presidente BASHAR ASSAD. As libertações foram anunciadas na véspera do fim do prazo determinado pela LIGA ÁRABE para que as autoridades de DAMASCO libertassem todos os presos e interrompessem a violência. Entre os libertados está o ativista KAMAL LABWANI, preso desde 2005 e sentenciado a 15 anos por insultar ASSAD. Em nota, a agência de noticias oficial SANA informou que os libertados “não têm as mãos manchadas de sangue”. No dia 5 de novembro as autoridades sírias já haviam libertado 553 pessoas detidas na repressão.

2 012  :    -        QUINTA-FEIRA
LUCINDA conta que nesta manhã o PAULO CESAR, a KÁTYA e o IAGO foram para APARECIDA DO NORTE onde batizarão uma criança. Depois, rumarão, como outras famílias, para uma casa na praia, a fim de desfrutar o feriado prolongado.
Aproveito esse feriado da Proclamação da República para descansar. Leio no caderno METRÓPOLE, de O ESTADO DE SÃO PAULO – MINISTRO DIZ QUE SITUAÇÃO “DE TERROR” NOS PRESÍDIOS É QUE LEVA À VIOLÊNCIA EM SÃO PAULO”.
O ministro da Justiça, JOSÉ EDUARDO CARDOZO, voltou a dizer ontem que é preferível morrer a cumprir pena no País. E afirmou que a situação de violência em SÃO PAULO e em outros Estados, como SANTA CATARINA, tem “tudo a ver” com a situação nos presídios. Em entrevista por videoconferência, a partir de LIMA (PERU), onde estava em missão oficial, CARDOZO foi categórico: “O terror (nos presídios) não revolver o problema da violência, só fortalece as organizações criminosas”.
No dia anterior, falando em um evento em SÃO PAULO, CARDOZO definiu o sistema penitenciário brasileiro como “medieval” e disse que “preferia morrer” a ter de cumprir pena por longo tempo no País. Ele ressaltou que sempre se preocupou com a “situação deplorável” dos presídios, tanto que definiu essa como “uma prioridade” desde que assumiu o ministério. CARDOO lembrou que uma de suas primeiras ações, em 2011, foi fazer uma inspeção nos presídios do País, o que o deixou estarrecido. “A primeira constatação grave foi a violação sistemática de direitos humanos e a impossibilidade de reinserção social do preso”, disse ele. “A situação é inaceitável em quase todos eles e alguns não têm condições de atendimento mínimo às pessoas”, descreveu. “A violência que explode em SÃO PAULO e outras regiões do País tem tudo a ver com o quadro degradante dos presídios”, continuou o ministro. “Eu preferiria morrer do que cumprir pena em certos presídios, onde pessoas são amontoadas sem dignidade, vivendo em meio a fezes, sendo agredidas e sem direitos respeitados”, reafirmou. “Acho mesmo que, nessas condições deploráveis, a pena de morte é mais branda. Há uma situação calamitosa em que detentos são massacrados por colegas.’ Em regra, segundo ele, os presos que entram no sistema carcerário nacional acabam cooptados pelas organizações criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). “Muitas delas têm origem nas más condições do sistema. O preso entra amador e sai um criminoso organizado de alta periculosidade.” Indagado sobre a responsabilidade do governo federal, que cuida de quatro penitenciárias, admitiu que “temos muito a fazer”. “Não dá para tapar o sol com a peneira. O sistema prisional brasileiro e um problema sim, a situação é desumana”.

Professores universitários e pesquisadores divulgaram um manifesto de repúdio à onda de violência em SÃO PAULO e “ao modelo repressivo de Estado”. Eles destacam que SÃO PAULO triplicou as vagas nos presídios e deixou de investir em educação e saúde. Na lista de intelectuais estão FREI BETO (escritor), PAULO EDUARDO ARANTES (USP), RUY BRAGA (SOCIOLOGIA/USP), RUY BRAGA (Sociologia/USP) e SÉRGIO SALOMÃO SHECARIA (Direito/USP).

MUSEU DA REPÚBLICA CONCLUI RESTAURAÇÃO – ÚLTIMA ETAPA DA REFORMA FOI A RECUPERAÇÃO, UM A UM, DE 5 MIL AZULEJOS DA PARTE INTERNA.
Hoje, feriado em que se comemora a Proclamação da Republica, o Museu Republicano Convenção de ITU, no interior de SÃO PAULO, conclui os trabalhos de restauração iniciados em 2007. Isso ocorre com a última e mais detalhista etapa: a recuperação, um a um, dos 5 mil azulejos pintados entre 1940 e 1952 pelo ceramista LUIZ GAGNI.
Os azulejos foram 73 painéis com representações históricas de ITU, desde a fundação, em 1610, até a famosa reunião do PARTIDO REPUBLICANO, em 1873, que entrou para os livros de história como CONVENÇAO DE ITU. Ontem, o ESTADO acompanhou os últimos retoques, coordenados pelo restaurador e conservador ANTÔNIO SARASÁ. Pelo seu levantamento, mais de metade das peças apresentava alguns problemas – sujeira, fungos, trincas – e 80% estavam se descolando.
O sobrado do século 19 é importante não só para os ituanos, mas para a história do BRASIL. Foi ali, no casarão do centro da cidade interiorana, que aconteceu, em 18 de abril de 1873, a primeira convenção republicana, durante a qual 133 entusiastas do novo regime definiram os pilares do movimento que, anos mais tarde, em 1889, transformaria o BRASIL em uma república.
O sobrado histórico pertencia à tradicional família ALMEIDA PRADO na época da CONVENÇÃO DE ITU, e teve vários donos ao longo do tempo, mas permaneceu no imaginário republicano paulista. Tanto que, em 1921, o governo do Estado adquiriu o imóvel, transformando-o dois anos mais tarde em um museu à memória da causa republicana. Administrado pela Universidade de SÃO PAULO (USP) – é considerado anexo do Museu Paulista, no IPIRANGA, zona sul de SÃO PAULO, também gerido pela USP, o espaço teve de ser fechado em abril de 2007 por problemas estruturais. Foi reaberto em 2010, mas o processo continuou, com a recuperação dos azulejos – trabalho que pôde ser acompanhado pelos visitantes. “Antes, a última grande restauração havia sido feita nos anos 1980”, explicou a historiadora ANICLEIDE ZEQUINI. Considerado o mais antigo museu histórico do interior, guarda uma preciosa documentação. Estão lá, por exemplo, os arquivos pessoais dos ex-presidentes PRUDENTE DE MORAES e WASHINGTON LUÍS. A sala que mais impressiona e, sem dúvida, a que procura reproduzir aquela onde houve a famosa convenção. Claro que não se trata da mobília original e tampouco se sabe se a reunião ocorreu exatamente naquela sala. O objetivo de AFFONSO D´ESCRAGNOLLE TAUNAY, idealizador do museu, foi ter ali um memorial republicano.
Em 2013, o Museu Republicano comemora 90 anos de fundação e 140 da CONVENÇÃO DE ITU. Vários eventos vão marcar a data.

FLORIANÓPOLIS- Trinta pessoas foram presas por envolvimento com os ataques realizados desde segunda-feira,12, em Santa Catarina, informou nesta quinta-feira, 15, o governador Raimundo Colombo. O Estado viveu entre as 20h de quarta-feira e a manhã desta quinta o momento de maior violência dos últimos quatro dias, com ao menos 12 ataques registrados - pela primeira vez, os atentados deixaram feridos. Por volta da meia-noite, criminosos atearam fogo em um ônibus, em Palhoça. As pessoas tiveram dificuldade em sair do veículo em chamas. O motorista teve que ser levado ao hospital por sofrer queimaduras leves. Às 20h, no bairro Ingleses, no norte da ilha, um ônibus foi incendiado. Três criminosos teriam entrado no ônibus, ordenando que todos saíssem do veículo. O fogo assustou fiéis de uma igreja que assistiu a missa em local próximo. Por volta das 22h30min, uma escola desativada, também no norte da ilha, foi incendiada. O local costuma ser ponto de consumo de drogas. O prédio ficou completamente danificado. A Capital também registrou um ataque a uma base da Polícia Militar, no Parque São Jorge. O artefato, no entanto, não explodiu. Em Itajaí, bandidos roubaram um carro para atear fogo logo em seguida. Em Tijucas, próximo a Florianópolis, outros dois ônibus foram incendiados. Um deles pertence à secretaria de Educação de Porto Belo (cidade vizinha). Em São José, dois motoqueiros atiraram contra a base de videomonitoramento da Polícia Militar. Pela primeira vez, os criminosos realizaram um atentado à luz do sol. Nesta manhã, em Itajaí, um ônibus foi incendiado. Todos os passageiros conseguiram sair, mas um homem teve que dirigir o veículo até um terreno baldio para evitar que as chamas se atingissem as casas próximas.
DIÁRIO OFICIAL DE 15 DE NOVEMBRO DE 2012:
TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA: Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais,
contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos de Ten Cel PM, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 822332-7 Hernando José Serpa Maciel - CPD - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-3.260/12 - Pr. 2.023.870/12).
HERNANDO JOSÉ SERPA MACIEL nasceu em 19 de fevereiro de 1962. Entrou para a PMESP no dia 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1° TENENTE – 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção a CAPITÃO. Foi promovido a MAJOR em 24 de maio de 2006. Não tenho a data de sua promoção a TENENTE-CORONEL.

O escritor, diretor e dramaturgo ALCIONE ARAÚJO morreu nesta madrugada, em BELO HORIZONTE, aos 67 anos. Ele estava hospedado em um hotel no bairro SAVASSI, junto da namorada e dos sogros, quando sofreu um infarto. Ele morreu antes de ser atendido por um médico. Mineiro de JANUÁRIA, localizada no norte do Estado, ARAÚJO morava desde 1978 na capital do RIO, para onde seu corpo foi transportado. O velório acontece amanhã no MEMORIAL DO CARMO, no CAJU. Em seguida, o corpo será cremado. Formado em engenharia e com mestrado em filosofia, ARAÚJO ingressou ainda jovem em um curso de formação de atores. Quando estava com 29 anos, teve sua primeira peça encenada, HÁ VAGAS PARA MOÇAS DE FINO TRATO, com direção de ADERBAL FREIRE-FILHO. Ele ganhou projeção nacional quando o texto foi montado em SÃO PAULO, com GLÓRIA MENEZES, YONÁ MAGALHÃES e RENATA SORRAH, sob a direção de AMIR HADDAD. ARAÚJO também escreveu outra peça de grande sucesso, DOCE DELETIE, em 1981, inicialmente encenada por MARÍLIA PÊRA e MARCO NANINI, brilhantes nos 12 esquetes cômicos. Entre 2003 e 2007, ele se entregou a um projeto ambicioso: costurar a trajetória de personagens diversos que viveram no BRASIL nos séculos 19 e 20 e se confundiram com importantes momentos históricos. O resultado foi o romance PÁSSAROS DE VOO CURTO.

Dois atos realizados hoje, na capital e em BARUERI, na GRANDE SÃO PAULO, protestaram contra a violência em SÃO PAULO. Uma manifestação foi organizada por duas famílias que perderam dois rapazes. A outra reuniu parentes e amigos de policiais. Em comum, os participantes dos dois atos criticaram o governo do Estado e a Segurança Pública. As famílias MATTOS e TURQUETTI se reuniram de manhã em BARUERI para protestar contra as mortes de PEDRO MATTOS e PEDRO TURQUETTI, ambos de 22 anos, mortos a tiros por desconhecidos na noite do dia 8 de novembro, quando comemoravam em uma praça em SANTANA DO PARNAÍBA, cidade vizinha, o aniversário de um colega que também foi baleado no ataque, mas sobreviveu. Cerca de 250 pessoas, vestindo camisetas com a inscrição “PEDROS”, caminharam em torno da praça central da cidade, na Avenida HENRIQUETA MENDES GUERRA, portando faixas contra a violência. “O governador diz que está tudo sob controle porque a família dele anda com escolta”, afirmou ao microfone RAUL TURQUETTI, irmão de uma das vítimas. Segundo CAROLINA TRUJILLO, uma das organizadoras do ato, amiga dos dois rapazes, eles eram conhecidos da comunidade. “Não podemos ficar sem fazer nada diante dessa violência. É preciso que haja justiça e paz”, defendeu CAROLINA. MARIA APARECIDA MATTOS e ROSA TURQUETTI, mães dos rapazes mortos, participaram do ato amparadas por parentes e amigos. “Dizem que foi um justiceiro, outros que o atirador só queria ver se as armas funcionavam”, disse MÁRCIO JOSÉ DA SILVA, tio de PEDRO MATTOS, que trabalhava em uma empresa em ALPHAVILLE. “Não sabemos de nada. A polícia só diz que está investigando”. A estudante EVELINE PAES, de 22 anos, namorava PEDRO TURQUETTI desde 2006. O rapaz cursava Sistemas de Informática na USP-LESTE e trabalhava na prefeitura de BARUERI. Aluna de Veterinária na Universidade Federal Rural do RIO DE JANEIRO, EVELINE acompanhava a manifestação calada. “Não se pode tratar essas mortes como se fossem só números”, pediu, durante a passeata. Para o padre MAURO SÉRGIO, da Paróquia de SÃO PEDRO, em CARAPICUÍBA, a região vive clima de insegurança”. “Em mais de 20 anos de sacerdócio nunca vi uma matança assim”. O padre conhece as famílias dos rapazes desde 1974. “Vi os meninos crescerem. Fomos criados para não matar, mas para viver.”
Um ato ecumênico contra a violência reuniu 50 pessoas, entre parentes, amigos de policiais e políticos no vão livre do MASP, na Avenida Paulista, região central da capital, hoje à tarde. Os manifestantes exibiram 92 cruzes para simbolizar os policiais mortos desde o início do ano e, às 16 horas, seguram em passeata para o Mausoléu da Polícia Militar no Cemitério do ARAÇÁ, na Avenida Doutor Arnaldo, em PINHEIROS, na zona oeste. A maioria criticou o governador GERALDO ALCKMIN e o secretário de Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, de serem omissos em relação à onda de violência no Estado. O diretor da Associação de Praças da Polícia Militar de São Paulo, GERALDO DO ESPÍRITO SANTO NETO, disse que a entidade estuda a possibilidade de processar o secretário e o governador. “Nós, policiais, hoje temos dois inimigos: de um lado, o PCC, de outro o governo do Estado. O governo tem de mostrar minimamente que está gerindo a segurança”, protestou o deputado estadual MAJOR OLÍMPIO GOMES (PDT). Para o vereador eleito pelo PSDB, CORONEL PM TELHADA, a solução é mudar a legislação federal. “O governador e a polícia estão de mãos atadas. Queremos bater forte no crime, mas temos uma legislação que tem de ser seguida. Não podemos sair matando todo mundo. Hoje o criminoso preso tem vantagens que o estimulam a continuar no crime”.

Continuidade e conservadorismo são a marca do grupo de sete homens que vão dirigir a CHINA pelos próximos cinco anos sob a liderança de XI JINPING, apontado hoje como chefe máximo do Partido Comunista e da maior organização militar do mundo, que reúne 2,3 milhões de soldados. Ele assumiu o posto com mais poder que seu antecessor, HU JINTAO, que esperou dois anos pela transferência da chefia das Forças Armadas. XI JINPING, de 59 anos, comandará a CHINA ao lado do advogado LI KEQIANG, de 57, que entrou hoje em segundo lugar na fila de apresentação dos sete integrantes do novo Comitê Permanente do Politburo, o órgão de cúpula do Partido Comunista. Na simbologia de PEQUIM, a ordem revelava a posição de cada um na hierarquia. Ambos dividirão o poder com cinco homens, todos mais velhos. Como o partido prevê aposentadoria de seus líderes aos 70 anos, esse grupo sairá do Comitê Permanente do Politburo dentro de cinco anos, no próximo congresso da organização, quando XI JINPING e LI KEQIANG ganharão novos “camaradas” para seu segundo mandato.

O político do Partido Conservador acusado erroneamente pela BBC de pedofilia receberá uma indenização de 285 mil libras, o equivalente a 605 mil reais. “O acordo reflete a gravidade das alegações que foram feitas”, disse a emissora, por meio de comunicado. LORD ALISTAIR McALPINE se disse aterrorizado por ter sido citado na reportagem como pedófilo e por ter se transformado em uma figura vítima de ódio público. McALPINE, um aliado da ex-primeira ministra MARGARET THATCHER, foi amplamente nomeado na Internet como sendo o político não identificado acusado em uma reportagem do principal programa da BBC, o NEWSNIGHT, de abusar de meninos em um lar de assistência social.

A FRANÇA vai discutir nas próximas semanas com seus parceiros europeus o fornecimento de armas para a oposição da SÍRIA,a gora que foi formada uma coalizão de oposição desses grupos, disse hoje o ministro de Relações Exteriores francês, LAURENT FABIUS. Segundo ele, a FRANÇA teme militarizar o conflito, que já dura 20 meses, mas também reluta em deixar desprotegidas as forças dissidentes em áreas sob controle da oposição. “Há um embargo de armas, por isso elas não estão sendo entregues”, disse.

O governo da TURQUIA reconheceu hoje a Coalizão Nacional Síria como único representante legítimo do povo da SÍRIA. O ministro das Relações Exteriores da TURQUIA, AHMET DAVUTOGLU, fez o anúncio durante uma reunião ministerial da Organização de Cooperação Islâmica, que está sendo realizada em DJIBUTI. Na terça-feira, dia 13, a FRANÇA reconheceu oficialmente a nova coalizão da oposição como representante do povo sírio.

O PAQUISTÃO estuda liberta o mula ABDUL GHANI BARADAR, que chegou a ocupar o segundo posto de comando do TALEBAN. O objetivo seria impulsionar os esforços de paz entre o grupo islâmico e o governo afegão, disseram autoridades de CABUL e ISLAMABAD. Nos últimos meses, 13 insurgentes haviam sido soltos em nome de um diálogo político no AFEGANISTÃO. Nenhum deles tem a importância de BARADAR.

Morreu hoje o ator OCTÁCIO DA SILVEIRA, conhecido como SILVEIRINHA, o porteiro BELZONTE da ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. Ele tinha 88 anos. O corpo será enterrado amanhã no Cemitério Ordem Terceira do Carmo, no CAJU, zona norte do RIO DE JANEIRO. Segundo a família, SILVEIRINHA sofria de isquemia e morreu após uma falência múltipla de órgãos.

2 013     :    -     SEXTA-FEIRA
DIÁRIO DE SÃO PAULO (página 8) – NOSSA OPINIÃO
Diz-se por aí que a justiça tarda, mas não falha. Após oito anos de espera, a Suprema Corte brasileira tem diante de si a grande oportunidade de corroborar sua infalibilidade, mandando para a cadeia todos os réus condenados pelo “mensalão” – nome que se deu ao conjunto de crimes, da compra de votos à formação de quadrilha, praticados no quintal do governo LULA.
Fechar os olhos e virar as costas para os criminosos de colarinho branco tem sido, historicamente, uma prática comum à Justiça brasileira. É, também, a principal razão pela qual a sociedade vê a Justiça, genericamente, com certa desconfiança e absoluto descrédito. Colocar atrás das grades os réus do mensalão é uma maneira de o Poder Judiciário dar ao país uma resposta de independência, transparência e autoridade. O povo mais humilde, esse que costuma não merecer misericórdia da Justiça para seus pequenos delitos, clama pela chegada desse dia, em que o BRASIL fará valer o princípio básico e universal de que todos são iguais perante a lei.
O caminho da redenção do STF começou a ser trilhado quarta, quando a Corte determinou a prisão imediata dos envolvidos, entre eles o ex-ministro da Casa Civil, JOSÉ DIRCEU, o ex-presidente do PT, JOSÉ GENOÍNO, o ex-tesoureiro do partido, DELÚBIO SOARES, e o operador do esquema de compra de votos e lavagem de dinheiro, o publicitário MARCOS VALÉRIO. Nunca é demais colocar no mesmo balaio o ex-deputado ROBERTO JEFFERSON, que, a despeito de ser o delator, também usufruiu desse jogo de interesses vis.
Não sem tempo, a decisão de mandar ZÉ DIRCEU e sua trupe ao menos dormirem na cadeia ajuda o STF a limpar sua imagem, que restou conspurcada, após aceitar a tese dos embargos infringentes que deu novo fôlego para a defesa dos acusados. Não sem tempo, é também hora de o BRASIL passar sua história a limpo, como um país que não tenha do que se envergonhar no futuro.
Nunca antes na história deste país o cumprimento de uma decisão judicial foi tão aguardado!

Nesta manhã passa por nossa casa o PEDRO, filho do senhor LUIZ e dona JACIRA. Quer o número do telefone para repassar a uma parente, dona LUCIMARA. Há anos atrás eu a ajudei num caso relacionado com seu irmão DANIEL DOS SANTOS, que estava internado na CLINICA ALIANCE e que está desaparecido. Encaminho o e-mail para o CAPITÃO DOUGLAS SHOICHI, que trabalha no CPA/M-7, em GUARULHOS :
Desaparecido Urgente
Lucimara dos santos moraes
13:01 (45 minutos atrás)

para mim
Bom Dia,
Conforme conversamos por Telefone, o meu irmão DANIEL DOS SANTOS, RG 45450247-3 está internado na Clinica ALIANCE para tratamento alcoólico e químico, desde o dia 25/07/13 e Fugiu esta noite onde o mesmo estava trabalhando como segurança (absurdo) um paciente exercendo essa função. A clínica está localizada na Rodovia Dom Pedro I - Sentido Igaratá Km 41 Bairro Divininho - Rua Mario Gianneschi,181 CEP 12960-000 Nazaré Paulista/SP. Telefone 4113-8656.
Os possíveis lugares que ele possa estar nos bairros ( Stos. Dumont, Bela Vista, Cocaia, Jd. Paraventi, Jd. São João, Cumbica, ou Osasco.) Ele esta sem dinheiro e documento, provavelmente esta aqui próximo ou na estrada de Nazaré Paulista.
Desde já agradeço a atenção,
Att,
Lucimara
Tel: 97650-0584 / 2469-1529 / 96896-2006 mãe
Mario Ventura
13:46 (1 minuto atrás)

para Douglas, Shoichi
ESTIMADO DOUGLAS
Estou lhe repassando a mensagem recebida por volta das 13 horas de hoje (15 de novembro de 2013), onde LUCIMARA DOS SANTOS MORAES solicita o auxilio no sentido de se encontrar seu irmão DANIEL DOS SANTOS, que teria fugido da CLÍNICA ALANCE, onde estava internado para tratamento alcoólico e químico.
Solicito o seu empenho em transmitir para o COPOM esse problema. Foi registrado queixa no 7º DP, no bairro SÃO JOÃO, em GUARULHOS.
UM OUTRO ASSUNTO QUE ESTÁ ME PREOCUPANDO é que até ontem não tinha chegado na Sociedade os currículos das personalidades que serão homenageadas no dia 7 de dezembro. O prazo de trinta dias para se confeccionar os diplomas foi ultrapassado e necessito que o núcleo de GUARULHOS façam esses diplomas. Não temos mais tempo para tratar desse problema, face muitos outros pedidos de solenidades em outros núcleos.
Solicito que você me dê um retorno sobre esse último assunto.

Por volta das 18:30 horas, LUCIMARA novamente telefona. Acabou o drama, seu irmão foi encontrado.

O trabalho de TITE, principalmente no segundo semestre deste ano, pode ser questionado. Retranca, falta de gols, futebol ruim, classificação abaixo da esperada...Tudo isso são fatos. Mas não dá para negar que o treinador se manteve fiel ao CORINTHIANS em seus três anos de clube.
Hoje, após o presidente MARIO GOBBI anunciar que o contrato do comandante não será renovado para 2014, o técnico se emocionou e teve dificuldade em segurar as lágrimas, mas manteve a fidelidade.
Esse sentimento é fácil de ser explicado. Volte um pouco no tempo. CORINTHIANS campeão mundial, TITE valorizado e proposta do INTER de MILÃO nas mãos. Ele poderia sair e realizar o sonho de trabalhar na EUROPA. Mal quis ouvir a oferta. Tinha dívida de gratidão por ter sido bancado após a eliminação para o TOLIMA. Avance um pouco mais. O treinador defendeu com unhas e dentes todos os atletas criticados do elenco. Até mais do que deveria. Broncas internas existiram, mas, em três anos, não houve uma grande crise no elenco. E olha que ele treinou ADRIANO, SHEIK, JORGE HENRIQUE...
Hoje, mesmo sabendo que a decisão de não renovação partiu muito mais da parte do CORINTHIANS, o treinador aceitou dar entrevista ao lado de GOBBI e, publicamente, afirmar que a saída se deu de comum acordo.

Dez anos e 11 meses depois de o PT chegar ao poder e subir a rampa do Palácio do Planalto para o posse do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, a cúpula do partido na época está atrás das grades. A história da sigla que um dia defendeu a ética na política ruiu de vez nesta noite, quando o ex-guerrilheiro e ex-ministro da CASA CIVIL JOSÉ DIRCEU chegou à sede da Polícia Federal de SÃO PAULO para iniciar o cumprimento da pena de sete anos e 11 meses.
Pouco antes, o deputado federal licenciado, também ex-guerrilheiro e ex-presidente do PT, JOSÉ GENOÍNO, já tinha sido preso por ordem do Supremo Tribunal Federal. O ex-tesoureiro da legenda DELÚBIO SOARES não tinha se apresentado até esta noite. Outros nove mensaleiros também vão iniciar o cumprimento das penas imediatamente, incluindo o operador da quadrilha do mensalão, MARCOS VALÉRIO, e a ex-presidente do BANCO RURAL, KÁTIA RABELLO.
GENOÍNO foi o primeiro a se entregar. Na porta do prédio da PF, levantou o braço e gritou “VIVA O PT”. DIRCEU chegou por volta das 20 horas. Também cerrou o punho e levantou um dos braços. Com o outro, batia a mão no peito. “Com indignação, cumpro as decisões do Supremo e reitero que sou inocente. Do que me acusam, não existem provas”, escreveu GENOÍNO.
No domingo todos os réus devem ser levados a BRASÍLIA em um jato da Polícia Federal. Os mensaleiros vão iniciar o cumprimento da pena na capital federal e, depois, devem ser transferidos para seus estados de origem. GENOÍNO e DIRCEU, por terem direito ao regime semiaberto, vão poder, caso consigam comprovar ter um trabalho remunerado, sair durante o dia da penitenciária e voltar somente para dormir atrás das grades.

A jovem JÉSSICA GONÇALVES DA SILVA, de 18 anos, morreu após ser baleada pelo cunhado, MOACIR DE SOUZA, pedreiro de 42 anos, na noite de quarta-feira, dia 13, na Rua LUCIANO NOGUEIRA, em CANGAÍBA, zona leste. A jovem estava no quarto do casal, com a sobrinha do marido, quando o suspeito chegou, a xingou e disparou seis vezes contra ela. Logo em seguida, encontrou com o irmão e marido da vítima, na cozinha, e fugiu. Ela foi socorrida ao Hospital do TATUAPÉ, mas não resistiu aos ferimentos.
O marido da jovem, FÁBIO DE SOUZA, disse à polícia que desconfiava que a mulher estava tendo um caso com o irmão. Porém, para a família, essa versão não é verdadeira, pois o suspeito era casado, tinha uma filha e nunca demonstrou nenhuma atitude de interesse pela vítima.  Ninguém estranhou o pedreiro ir direto para o quarto da jovem porque era comum a visita dele à casa todas as noites, já que a mãe também morava lá e era o lugar de encontro de todos. GRAZIELLI BRAGA, 25 anos, sobrinha do suspeito, conta que a família não entende o que aconteceu e busca respostas. MOACIR era trabalhador, vivia para a família e era respeitado por todos. “Era o filho mais velho. Ele não sabia o que estava fazendo. Acabou com a vida da nossa família e com a dele”. JÉSSICA era casada havia dois anos com FÁBIO e tinha uma filha de 3 anos, de outro casamento.

Por volta das 22 horas de ontem, a dona de casa ELIZABETH ALVES BATISTA, de 25 anos, foi à casa da tia, no JARDIM SÃO FRANCISCO, região de SÃO MATEUS, na zona leste da capital, para recolher as roupas dela e dos filhos que havia deixado no varal. Como morava num casebre de dois cômodos e sem quintal, ela lavava e estendia as roupas na residência da tia. De lá, ELIZABETH viu a fumaça do incêndio que matou seus três filhos, GUILHERME, de 7anos, CAIO, de 5, e REBECA, de 4 anos, além de provocar queimaduras em mais de 70% no corpo do marido, o ajudante geral HÉLIO VINÍCIUS RODRIGUES, de 25 anos, que estava internado hoje em estado gravíssimo. Segundo testemunhas, HÉLIO ainda tentou salvar a vida dos filhos. “Mas o fogo subiu para todo o corpo dele e HÉLIO acabou se jogando da janela”, contou JOSEFA DE JESUS, de 45 anos, vizinha da casa incendiada.

Dois ônibus foram incendiados na noite de ontem, por manifestantes, em CIDADE TIRADENTES. Ao menos quatro equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para apagar o fogo. Segundo a Polícia Militar, o motivo do incêndio está relacionado à morte de um adolescente em confronto com a PM. No início da semana, outros seis ônibus foram alvos de ataques na região de SAPOPEMBA, também na zona leste. Os primeiros ocorreram no domingo passado, horas depois da morte de WELLINGTON MATHEUS SENA, de 16 anos. Ele estava em um carro roubado no último dia 8, mas não foi reconhecido pelo dono do veículo. Segundo a versão da polícia, SENA saiu do automóvel atirando após perseguição pelas ruas do bairro. No confronto, ele foi baleado e não resistiu aos ferimentos. Um dia depois, mais três ônibus foram destruídos em SAPOPEMBA. Em todos os casos, os ataques foram feitos por um grupo numeroso e em motos.

Natural de RANCHARIA, interior paulista, o ex-zagueiro ÁLVARO APARECIDO PEDRO, conhecido como SUINGUE, morava atualmente em VILA VELHA, no ESPÍRITO SANTO. Ele marcou época na década de 1960 na PRUDENTINA, de PRESIDENTE PRUDENTE. SUINGUE jogou ainda no PALMEIRAS, entre 1966 e 1968, e no CORINTHIANS, de 1969 a 1973. Ele também teve passagens pelo FLUMINENSE e pelo VASCO. Como o PALMEIRAS possuía a dupla consagrada, DUDU e ADEMIR DA GUIA, SUINGUE começou sua vida de curinga, ora na ponta esquerda, ora na ponta direita, pelo meio ou até como atacante. E chegou a ser convocado para a seleção brasileira. Pelo CORINTHIANS, SUINGUE atuou em 137 partidas (53 vitórias, 50 empates e 34 derrotas) e marcou 22 gols. Antes de encerrar a carreira como jogador ainda vestiu a camisa do REMO, de BELÉM DO PARÁ. Após se aposentar, SUINGUE decidiu seguir carreira como treinador de futebol e comandou o time principal da RANCHARIENSE e também as categorias de base do clube. Ele morreu no dia 15 de novembro, aos 67 anos (nasceu em março de 1946), depois de passar por uma cirurgia cardíaca. Era casado e deixou dois filhos.

A missionária brasileira LÍDIA CAETANO DE SOUZA, de 63 anos, escapou por pouco da morte em TACOBLAN, cidade nas FILIPINAS devastada por um tufão. Segundo contou à rede BBC, a casa onde estava foi inundada e desabou parcialmente. O nível da água chegou a sete metros. “Quando a água começou a subir, escapamos pelo buraco do ar condicionado. Amarramos cortinas e lençóis para improvisar uma corda e atravessamos a correnteza até a construção vizinha”.

Um avião da companhia AUSTRAL, subsidiária das AEROLÍNEAS ARGENTINAS, que decolou do RIO DE JANEIRO, saiu da pista ao aterrissar hoje no Aeroporto de EZEIZA, em BUENOS AIRES, o principal da ARGENTINA. Ninguém se feriu. As operações foram canceladas temporariamente no terminal. A empresa atribuiu o incidente às más condições metereológicas de BUENOS AIRES, com intensas chuvas e fortes ventos.

O governo da CHINA vai afrouxar suas políticas de planejamento familiar, abolir o sistema de campo de trabalho e dará mais facilidades para o investimento privado. As informações constam em um importante documento divulgado após a reunião do Partido Comunista, informou a agência de notícias oficial XINHUA, hoje. Caso um dos cônjuges seja filho único, o casal poderá ter dois filhos, como forma de desenvolver um “desenvolvimento balanceado de longo prazo da população”, segundo o documento. Antes, um casal, de uma forma geral, só podia ter o segundo filho se ambos os pais fossem filhos únicos. O pacote de reformas também fará a CHINA abolir o sistema de campo de trabalho, chamado de reeducação por meio do trabalho, e reduzir o número de crimes sujeitos à pena de morte. O objetivo é abolir a rede de campos criados há meio século, que utiliza a mão de obra de prisioneiros sob o pretexto de reabilitação.
O fundador da CHINA comunista, MAO TSÉ-TUNG, introduziu em 1957 os campos de reeducação para punir os delitos menores. Segundo um relatório da ONU de 2009, havia quase 190 mil detidos nesse tipo de campo na CHINA.

2 014    :    -     SÁBADO
Na ACADEMIA MILITAR DO BARRO BRANCO formar-se-ão 132 novos ASPIRANTES A OFICIAL nesta manhã. MARINEI CHALUB vai levar os seus filhos LUCAS e GABRIEL para assistir a solenidade da ESTREGA DA ESPADA, uma tradição do NINHO DAS ÁGUIAS, sempre comovente e talvez a principal cerimônia da PMESP.
Ela passa pela minha casa no horário das 8:30 horas. Vamos para a APMBB, onde chegamos com tempo de cumprimentar muita gente. Os palanques das duas alas da APMBB já estão tomados por familiares e amigos dos alunos oficiais (tanto daqueles que serão declarados Aspirantes nesta manhã, como também dos alunos oficiais dos primeiros e segundo anos, promovidos automaticamente aos anos subsequentes). O primeiro oficial que encontramos é o 1º TENENTE PM Ref GUERRA, que trabalhou comigo no 2º BPChq em 1986/1987 (quando ali comandei como TENENTE-CORONEL PM).    Somos recepcionados pelo Cmt da APMBB, CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI e seus oficiais. Conhecemos vários alunos oficiais que irão ser declarados ASPIRANTES A OFICIAL, face nossos contatos com o Núcleo "CADETE RUYTEMBERG ROCHA", criado em 3 de abril de 2009.
CORONÉIS presentes: Cmt Geral - CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA; Chefe da Casa Militar - CORONEL PM JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA; SubCmt Geral - CORONEL PM LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA; Diretor de Ensino e Cultura - CORONEL PM HELSON LEVER CAMILLI; CMT DA APMBB - CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI; CMT DA ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS - CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ; Cmt do Corpo de Bombeiros - CORONEL PM MARCO AURÉLIO ALVES PINTO; Diretor de Saúde - CORONEL PM ROBERTO RODRIGUES JÚNIOR; Cmt do CPA/M-3 - CORONEL PM KENJI KONISHI; Vereador CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO (que em 2015 tomará posse como DEPUTADO ESTADUAL), Cmt do Regimento Montado "9 de Julho" - TENENTE-CORONEL PM ALBERTO MALFI SARDILLI; SubCmt do 1º BPCh - MAJOR PM CÁSSIO. Muitos outros oficiais estão presentes nesta magnífica solenidade.
Comparecem também o Secretário de Segurança Pública, DOUTOR FERNANDO GRELLA VIEIRA, o Presidente do Tribunal de Justiça Militar, JUIZ PAULO ADIB CASSEB; WILLIAM MASCARENHAS, fardado com o uniforme de 1932, FERNANDO MORENO, JORGE BAPTISTA CRUZ, TENENTE PM RICARDO DE GÓES CORREA e sua esposa, LEANDRO FABRI, TENENTE-CORONEL PM ARI, Sub-Cmt da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, que também foi SubCmt da APMBB (paraninfo da TURMA CONSTITUCIONALISTAS DE 1932), TENENTE-CORONEL PM ROSA SUZUKI, nosso eterno professor ARTHUR COGAN, acompanhado de seu filho, RAFAEL VIEIRA (atual Presidente do Núcleo "CADETE RUYTEMBERG ROCHA", HELENA BALDUINO, FILOMENA GUERRA, MANUELA SOUSA (ex-Presidente do Núcleo "CADETE RUYTEMBERG ROCHA, que hoje será declarada ASPIRANTE A OFICIAL), 1º TENENTE PM MICHELINA TONIATO, LUCIANA BATISTA.
Numa sala da APMBB está localizada a exposição de peças da coleção do RICARDO DELLA ROSA e do ALFREDO DUARTE SANTOS, aliás, como se tornou praxe nestas datas importantes da Academia. Ali vamos receber o GENERAL-DE-EXÉRCITO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS, que irá presidir a solenidade de hoje.
Por sugestão do CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS, secretário da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que foi transferido do CPA/M-1 para a APMBB, levo a MARINEI, LUCAS e GABRIEL para o palanque oficial, antes de que o mesmo seja tomado pelas autoridades. Isso vai possibilitar a nós a entrada triunfante dos alunos oficiais da TURMA CONSTITUCIONALISTAS DE 1932  e dos outros anos da Escola de Oficiais. Há a troca dos estandartes das companhias, em número de oito; a incorporação à Bandeira. As autoridades comparecem para a segunda parte, capitaneadas pelo GENERAL-DE-EXÉRCITO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS, Comandante do EXÉRCITO SUDESTE.
Há a comovente entrega do ESPADIM, símbolo dos alunos oficiais. Eles deixam o pátio para a troca da farda. Retornam já como ASPIRANTES A OFICIAL e recebem calorosos aplausos dos presentes. São homenageados quatro coronéis da turma de 1964, que estão comemorando os cinquenta anos do recebimento da ESPADA: FERREIRA DE SOUZA, RAIMUNDO, ALTINO GIANESINI e HERMES COUTINHO TORRES.
Os primeiros colocados recebem suas espadas do Cmt Geral, Juiz PAULO ADIB CASSEB, e do Cmt do Regimento de Polícia Montada "9 de Julho". O primeiro colocado da turma CONSTITUCIONALISTAS DE 1932 recebe também a Medalha PEDRO DIAS DE CAMPOS.
Os novos aspirantes fazem seu juramento à bandeira. Dá-se início ao garboso desfile dos aspirantes e dos alunos oficiais, coroando a solenidade desta manhã. Os aspirantes ainda retornam ao pátio para o tradicional "FORA DE FORMA", onde explodem de alegria, ao lado de seus parentes e amigos. Mais uma vez vibramos muito na APMBB, onde jorram recordações dos momentos que também fomos alunos oficiais e principalmente quando fomos declarados ASPIRANTES A OFICIAL em 7 de setembro de 1963.
Hoje, na Academia Militar do Barro Branco, foi uma satisfação participar da entrega de espadas aos 132 aspirantes a oficial da Polícia Militar. A cerimônia simboliza a formatura dos oficiais deste que é um dos cursos mais concorridos do Brasil. Entre os formandos, nove são do Amapá e atuarão em seu Estado. O aspirante formado hoje, em seis meses será 2º tenente e em mais um ano passa a ser 1º tenente. Parabéns a todos os formandos da turma “Constitucionalistas de 32”, e a toda sociedade que ganha esse importante reforço na segurança pública (palavras do TENENTE-CORONEL PM SARDILLI, Cmt do Regimento de Polícia Montada "9 de Julho", colocadas no Facebook).
MARINEI, LUCAS e GABRIEL despedem-se por volta das 13:30 horas após me transportarem até minha casa. Devo muito à minha secretária, sempre diligente e atenciosa para com o presidente do MMDC.
LUCINDA, MARLENE e KÁTYA estão diligenciando para fazer uma festa para a aniversariante do dia 17, a acontecer amanhã, domingo, por volta das 20 horas. A aniversariante recebe agora à tarde a visita de sua irmã MARGARIDA e de seu cunhado PAULO ISHIKAWA. Durante algumas horas permanecem em casa. Lembram muitos fatos que se passaram em anos anteriores. A MARGARIDA esteve quinze dias nos ESTADOS UNIDOS e mostra dezenas de fotos tiradas na Terra do TIO SAM. Sua filha DANIELLE está morando nos EUA, razão pela qual a mãe foi passar uma temporada lá.
PAULO está mais magro. Ele segue à risca a dieta contra a diabetes. Notamos que o tempo está passando muito depressa para nós.
Estamos assistindo as notícias da BANDNEWS e ficamos sabendo da morte de ADIB JATENE.
Adib Domingos Jatene (Xapuri, Acre, 4 de junho de 1929São Paulo, 14 de novembro de 2014) foi um médico (cirurgião torácico), professor universitário, inventor e cientista brasileiro. Filho de imigrantes árabes, formou-se em medicina na Universidade de São Paulo, onde viria se tornar depois, professor.
Conhecido e respeitado internacionalmente, além das dezenas de inovações no meio médico, como o inventor de uma cirurgia do coração, que leva seu nome, para tratamento da transposição das grandes artérias em récem-nascidos, e do primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas. Trabalhou com o professor Euryclides de Jesus Zerbini.
Jatene foi secretário estadual de Saúde no governo Paulo Maluf e duas vezes ministro da Saúde, durante o Governo Collor e, a última delas, no governo de Fernando Henrique Cardoso. É membro da Academia Nacional de Medicina.
Filho de imigrantes libaneses, Jatene nasceu em Xapuri no Acre. Aos dois nos jatene perdeu seu pai, que era comerciante e fornecia os seringais.
Jatene terminou o curso primário no Acre, logo após foi para Uberlândia, onde fez o ginásio e o primeiro ano científico. Depois foi para São Paulo, estudar engenharia  no Colégio Bandeirantes, onde logo após acabou desistindo de cursar engenharia e resolveu cursar medicina.
No quarto ano do curso de medicina começou a adquirir vivência em cirurgia, e entrou no grupo do professor Euryclides de Jesus Zerbini, inclusive em maio de 1951, quando Zerbini operou o primeiro doente de estenose mitral e Jatene o instrumentou.
Jatene fez toda sua pós-graduação no Hospital das Clínicas, com o professor Zerbini.
Em 1957 esteve em Uberaba onde foi professor de Anatomia Topográfica, onde também logo após montou seu primeiro modelo de coração artificial que utilizava um oxigenador de disco e uma bomba de rolete.
Jatene foi secretário estadual de Saúde no governo Paulo Maluf e duas vezes ministro da Saúde, durante o Governo Collor e, a última delas, no governo de Fernando Henrique Cardoso. É membro da Academia Nacional de Medicina.
Adib é considerado por alguns o "pai" da CPMF, pois ele foi buscar a aprovação da contribuição com a promessa do então presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) de que ela seria um recurso a mais para a saúde. A promessa não foi cumprida e o Ministério da Saúde perdeu mais recursos do que os que conseguiu com a CPMF.
Quando perguntado se sua saída do Governo FHC teve relação com a CPMF, Jatene respondeu:
“Teve relação direta. Eu disse ao presidente Fernando Henrique que precisava de recursos. Ele pediu para falar com o Pedro Malan [ministro daFazenda]. O Malan me disse que, em dois ou três anos, daria o dinheiro que eu precisava. Não podia esperar tanto tempo. Propus a volta do imposto sobre o cheque, que se chamava IPMF e havia sido extinto em 94. O presidente disse: ‘Você não vai conseguir aprovar isso.’ Respondi: Posso tentar? Ele autorizou. Pedi o compromisso dele de que o orçamento da Saúde não seria reduzido. A CPMF entraria como o adicional. E ele: ‘Isso eu posso te garantir’. Depois da aprovação, a Fazenda reduziu o meu orçamento. Voltei ao presidente. Disse: no Congresso, me diziam que isso ia acontecer. Eu respondia que não, porque tinha a sua palavra. Se o senhor não consegue manter a sua palavra, entendo a sua dificuldade. Mas me faça um favor. Ponha outro no meu lugar. Foi assim que eu saí, em novembro de 96.
Falecimento: no dia 14 de novembro de 2014, falece após sofrer um infarto agudo do miocárdio. O corpo foi velado na manhã do dia 15 de novembro no anfiteatro do Hospital do Coração, em São Paulo e enterrado no mesmo dia no Cemitério do Araçá.

Nossa presidente do NÚCLEO MMDC-CRUZEIRO manda a seguinte mensagem:
BOM DIA PARA OS SENHORES
PRECISO FALAR COM OS SENHOS  URGENTE.
ESTOU FAZENDO UM  DOCUMENTO DA REUNIÃO DE HOJE, AMANHÃ, TERMINAREI E ENVIAREI À TODOS. FOI MUITO PRODUTIVA A REUNIÃO.
PRECISAMOS URGENTE NOS UNIRMOS, POIS DIA 5 , O GOVERNADOR VIRÁ AO NOSSO NÚCLEO - CAPITÃO NECO - CRUZEIRO. O PREFEITO PEDIU PARA AGILIZARMOS E APROVEITARMOS A VIDA DELE A CIDADE VIZINHA. TENHO CONTATO COM ELE DIRETO POR MINHA PRIMA, CUNHADA DELE , ADIANTAREI O ASSUNTO PEDINDO PRA ELA AVISÁ-LO QUE QUERO APROVEITAR A VINDA DELE AQUI. O PREFEITO E A POLÍCIA MILITAR DISPONIBILIZARAM AJUDA, CADA UM FARÁ TERÁ UM TRABALHO PARA A NOSSA INAUGURAÇÃO NO PRÓXIMO DIA 5 DE DEZEMBRO. ESTAMOS APENAS, COM PENDÊNCIA DO HORÁRIO DELE NA CANÇÃO NOVA EM CACHOEIRA PAULISTA. APROVEITAREMOS TAMBÉM A VINDA DO CEL REYNALDO E CADETES DO BARRO BRANCO. PEDIMOS PARCERIA PARA TODA SOLENIDADE. O PREFEITO, DISSE QUE , APÓS ACERTARMOS A DATA E HORÁRIO, É MELHOR O CEL MARIO VENTURA ENCAMINHAR O CONVITE FORMALIZADO A ELE; GOVERNADOR. QUANTO A MEDALHA DO VEREADOR QUE NÃO RECEBEU E QUE ESTÁ COMIGO, O TENENTE MARCELO ARAÚJO( QUEM NOS APOIA MUITO) , DISSE QUE PODERÍAMOS ENTREGAR À ELE EM UMA SOLENIDADE DA 4ª CIA NO FINAL DO ANO, ASSIM, O TENENTE NATANAEL, PODERIA VIR ENTREGÁ-LA, MAS TAMBÉM, PENSEI EM PEDIR AJUDA AO NOBRE VEREADOR E MEU AMIGO, PARA NOS DAR UMA PLACA OU OUTDOOR QUE JÁ SE TEM O LUGAR, COMO GENTILEZA AO NÚCLEO, ASSIM, TAMBÉM, O TENENTE NATANAEL PODERIA ENTREGAR NO MESMO DIA, COMO O MMDC LESTE. FICA A CRITÉRIO DO  SENHOR TENENTE NATANAEL, O QUE FOR MELHOR PARA ESSA ENTREGA.
PEÇO IDEIAS E AJUDA DOS SENHORES. POIS NESSES DIAS,  O NÚCLEO TERÁ UMA SALA NO COLÉGIO ARNOLFO AZEVEDO. CONSEGUIMOS ESSA VITÓRIA.
ABRAÇOS
LUCIANA

ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES deve ter tirado uma centena de fotos na festa da APMBB. Vejo-as pelo FACEBOOK. Ele está mais uma vez de parabéns. Suas imagens são um verdadeiro documentário da cerimônia da Declaração dos ASPIRANTES DE 2014, TURMA CONSTITUCIONALISTAS DE 1932. Não me canso de ver essas fotos.

Agentes penitenciários descobriram dois túneis na Penitenciária Estadual EDVAN MARIANO ROSENDO, conhecida como URSO PANDA, em PORTO VELHO (RO), ontem à noite. A escavação ligava oito celas. Ventiladores e lâmpadas facilitavam o trabalho no local. Cerca de 200 detentos planejavam fugir neste final de semana. Os presos devem ser transferidos para a Casa de Detenção DOUTOR JOSÉ MÁRIO ALVES DA SILVA, conhecida como URSO BRANCO. O túnel tinha aproximadamente 12 metros. Os agentes chegaram até a escavação depois de descobrir muita terra e areia acumulada em cela desativada.

O padre BETO, que causou polêmica ao questionar dogmas da Igreja Católica, está oficialmente excomungado. A Diocese do DIVINO ESPÍRITO SANTOS de BAURU emitiu hoje um comunicado informando que, após um processo que durou mais de um ano, a SANTA SÉ declarou oficialmente o PADRE ROBERTO FRANCISCO DANIEL excomungado. A excomunhão só será revista caso ele peça perdão pelos atos que culminaram com a pena. O comunicado pede que os fiéis não frequentem nem participem de possíveis "cultos" realizados pelo excomungado. "Já não tinha mais a intenção de voltar para a Igreja", afirmou BETO ao UOL.

ISABEL CRISTINA DA SILVEIRA, JORGE BELTRÃO NEGROMONTE DA SILVEIRA e BRUNA CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA foram condenados pela morte da moradora de rua JÉSSICA CAMILA DA SILVA PEREIRA, 17 anos, em maio de 2008, além de terem praticado canibalismo. O julgamento terminou ontem, em OLINDA (PE). Ele pegou 21 anos de reclusão e a um ano e seis meses de detenção, enquanto ISABEL e BRUNA foram condenadas a 19 anos de reclusão, além de um ano de detenção. Os três foram condenados por homicídio quadruplamente qualificado, vilipêndio - profanação do corpo da vítima - e ocultação de cadáver.

Um dos executivos que aceitaram fazer o acordo de delação premiada com os investigadores da OPERAÇÃO LAVA JATO, da Polícia Federal, confessou que havia um "clube" de empreiteiras para ganhar as licitações da PETROBRÁS. Em depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, AUGUSTO RIBEIRO DE MENDONÇA NETO, diretor da TOYO SETAL, disse que pagou entre 50 a 60 milhões de reais em propina ao ex-diretor de Serviços da PETROBRÁS. Segundo os procuradores, parte dos desvios de recursos públicos eram repassados a partidos políticos por meio do doleiro ALBERTO YOUSSEF.
A Justiça Federal rejeitou, hoje, três pedidos de habeas corpus de dirigentes de empreiteiras. As decisões foram proferidas pela desembargadora MARIA DE FÁTIMA FREITAS LABARRÈ, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de PORTO ALEGRE. Nas petições, as defesas de EDUARDO EMERLINO, diretor da CAMARGO CORRÊA,  e de AGENOR FRANKLIN MAGALHÃES MEDEIROS e JOSÉ RICARDO NOGUEIRA BREGHIOLLI, ligado a OAB, alegaram que  os decretos de prisão são ilegais por não fundamentarem as participações dos acusados dos fatos.
Os advogados de EDUARDO EMERLINO, que ainda não teve prisão confirmada pela PF, também alegaram questões de saúde para pedir que a prisão preventiva seja transformada em domiciliar. Segundo eles, o investigado é portador de hipertensão arterial de "difícil controle, chegando a registrar picos de 19 por 10". Na decisão, a desembargadora indeferiu as liminares para libertá-los por entender que não constrangimento ilegal nas prisões.
O ministro da Justiça, JOSÉ EDUARDO CAROZO disse, hoje, que a PETROBRÁS "não pode e não vai parar", apesar do escândalo de corrupção que envolve a empresa. "Se por um lado as investigações tem de prosseguir, se outro lado, a PETROBRÁS não pode parar", disse o ministro. Ele ressaltou que conversará com a presidente da estatal, GRAÇA FOSTER, para que "se tenha clareza" sobre a forma como o governo atuará com relação aos contratos firmados entre a PETROBRÁS e as demais empresas envolvidas na investigação de corrupção. "A PETROBRÁS não parará, continuará atuando e a lei será respeitada. A melhor defesa que precisamos fazer da PETROBRÁS, que é uma empresa vital para o país, é investigar os fatos, apurar as ocorrências e punir pessoas." Sobre os contratos investigados na PETROBRÁS, CARDOZO disse que eles "serão analisados caso a caso para ver que medidas serão tomadas". O ministro ressaltou que a Polícia Federal está cumprindo o seu papel e que o governo não aceitará, em qualquer momento, "insinuações de que se criaram obstáculos" para a investigação. De acordo com ele, as investigações da LAVA JATO "vão continuar doa a quem doer. Tudo precisa ser investigado pouco importando cor político-partidária". "Falo isso para repelir, com veemência, tentativas de se construir, em cima dessa investigação, um terceiro turno eleitoral".

A presidente DILMA ROUSSEFF defendeu que os países que integram o BRICS (BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA e ÁFRICA DO SUL) reforcem a cooperação para superar as atuais dificuldades econômicas mundiais. Durante reunião com os chefes de Estado do BRICS, a presidente destacou que o quadro econômico mundial não melhorou conforme o ritmo previsto durante o último encontro do grupo, em FORTALEZA (CE). "Infelizmente, a situação da economia mundial não avançou muito desde julho. Chegamos ao final de 2014 vendo frustradas nossas expectativas iniciais de recuperação da economia mundial. Os países avançados não conseguiram uma recuperação consistente e o comércio internacional não cresce o suficiente para estimular os países emergentes.

Chefes de Estado dos países que compõem o chamado G20 - grupo que reúne os líderes das 19 principais economias avançadas e emergentes do mundo e a União Européia - se comprometeram a fazer o que for preciso para garantir a continuidade das ações internacionais para tratar as vítimas da doença e tentar conter o atual surto de EBOLA que se alastrou por alguns países, principalmente da parte da ÁFRICA. "Os membros do G20 se comprometem a fazer o que for necessário para garantir o esforço internacional para extinguir o surto e tratar seus custos econômicos e humanitários. Vamos trabalhar por meio de canais bilaterais, regionais e multilaterais, e em parceria com as partes interessadas não governamentais", afirmam os líderes em uma declaração conjunta, divulgada durante a 9ª Cúpula do G20, que acontece na AUSTRÁLIA.



2 015    :   -      DOMINGO
Viajo no tempo passado pelas páginas de minhas memórias. Atualizo o dia 15 de novembro e me recordo que, há cinquenta anos atrás, através de um DECRETO LEI, o MARECHAL CASTELLO BRANCO, então Presidente da República do BRASIL, mudava o nosso padrão monetário. Nascia o então CRUZEIRO NOVO, que substituia o velho cruzeiro.

O jogo deste domingo valia muito para Cruzeiro e Sport. Os dois times precisavam da vitória para se aproximar do sonho da Libertadores. Do Mineirão, porém, só os donos da casa saíram sorrindo. Com três gols em oito minutos, a Raposa fez um segundo tempo arrasador e construiu uma bela vitória: 3 x 0 sobre os pernambucanos. Agora, com 51 pontos, a equipe mineira segue em busca do G-4 - a três pontos de distância. O Leão, por outro lado,  continua na frente do time de Mano Menezes, vivo na disputa para conseguir uma vaga na Libertadores, mas também tem que secar os concorrentes diretos para permanecer perto do pelotão de cima.

Manifestantes contra o governo da presidente Dilma Rousseff ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã deste domingo (15) – data em que é celebrada a Proclamação da República. Eles pediram o impeachment da presidente, o fim da corrupção no Brasil e a intervenção militar.
O protestou começou às 8h. De acordo com a Polícia Militar, no início da manifestação, 500 pessoas participavam do ato. Às 11h, a polícia estimava a participação de 2 mil pessoas. Um manifestante foi preso durante o ato por uso e porte de maconha, informou a corporação. Ele foi encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.
Durante a manifestação, policiais fizeram barreiras pra revistar mochilas, bolsas e bolsos dos manifestantes. Além do Eixão, as vias S1 e N1 ficaram fechadas na altura da Rodoviária do Plano Piloto. O trânsito de veículos estava autorizado na N2 e na S2.

Uma cerimônia para homenagear as vítimas de acidentes e pedir paz no trânsito foi realizada na tarde deste domingo (15). O ato alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito reuniu familiares e autoridades no Parque dos Bilhares, no bairro Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus. Músicas, vídeos e distribuição de mudas de plantas fizeram parte da cerimônia.
O evento é realizado em diversos países durante o mês de novembro, como forma de alertar as autoridades sobre a importância da fiscalização no trânsito. Durante a solenidade, o diretor do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) ressaltou sobre as campanhas realizadas nas escolas e as medidas que serão tomadas nas festas de fim de ano.
"Nosso trabalho acima de tudo é para garantir a segurança de todos. Os agentes estão nas ruas e também nas escolas conscientizando nossos jovens quanto a importância de um trânsito seguro. Acredito que a população esteja mais consciente, por conta da redução que tivemos nos números", disse Eudes Albuquerque ao G1.
Algumas pessoas que tiveram familiares envolvidos em acidentes deram depoimentos. Como o servidor público Olavo Barbosa, 38 anos. "Pessoas atropelam, matam, continuam dirigindo e a família fica com a dor. Deveriam existir mais manifestações desse tipo para melhoria das leis, melhoria no andamento dos processos. Eu perdi minha mãe nessa semana após ficar 12 dias na UTI de um hospital", comentou.

Agencia EFE
15/11/2015 16h14- Atualizado em 15/11/2015 16h14
Filho de 5 anos de chilena que morreu em Paris conseguiu fugir
Mãe e avó da criança foram mortas no ataque em Paris.
Elas são duas das três vítimas chilenas que morreram nos atentados.
Da Agência Efe
O filho de cinco anos de Elsa Veronique Delplace San Martín, uma das chilenas que está entre as vítimas dos atentados ocorridos na sexta-feira em Paris, conseguiu fugir da sala de concertosBataclan, principal alvo dos terroristas.
 Elsa Veronique Delplace San Martín  (Foto: Reprodução/Facebook)Elsa Veronique Delplace San Martín (Foto: Reprodução/Facebook)
Louis se escondeu ao escutar os disparos e conseguiu escapar do local onde estava acompanhado da mãe, de 35 anos, e da avó, Patricia San Martín, de 61 anos, que acabaram não tendo a mesma sorte.
"Ele, segundo nos contaram, ao escutar os disparos, se escondeu e depois escapou", explicou a irmã de Patricia, María Eliana San Martín, em declarações à rádio "Mercúrio".
"Foi encontrado na rua por uma mulher. Está a salvo, ileso, mas sem sua mãe nem sua avó", acrescentou María Eliana, que ontem se reuniu com seus outros dois irmãos para viajar à França.
Patricia e Elsa são duas das três vítimas chilenas que morreram nos atentados contra a casa de shows Bataclan, segundo informações confirmadas ontem pelo Ministério das Relações Exteriores do Chile.
O músico chileno Luis Felipe Zschoche Vale, de 35 anos e radicado em Paris, é o terceiro cidadão do país morto pelos terroristas nos ataques contra a capital francesa.
David Fritz, nascido em Pucón, no sul do Chile, que também estava no interior do Bataclan durante os ataques sobreviveu após permanecer várias horas como refém dos terroristas.
"Eles não pensavam em me deixar vivo, mas não tiveram tempo de me matar porque os policiais chegaram", disse Fritz à imprensa local.
"Apontaram pra mim com uma metralhadora. Me perguntaram de onde eu era, qual era meu trabalho", comentou o Fritz, que atua como barmen em um restaurante parisiense.
"Sempre ficava uma pessoa conosco, outro dava voltas. Quando tinham passado 30 minutos, um disse: 'Precisamos chamar um negociador'. Era como se fosse um filme", recordou o sobrevivente.
Fritz foi mantido refém junto a outros dois amigos e só conseguiu falar com sua família quase seis horas depois do ataque, quando as imagens dos atentados já dominavam a imprensa mundial.
"Momentos depois, quando confirmamos que ele estava dentro do local, soubemos que era mantido refém junto com uma amiga e um amigo", relatou a mãe do chileno, Ximena Geoppinger, através de um vídeo publicado pela imprensa local.
"Houve uma explosão perto da porta. Era a Polícia. Fizeram a gente caminhar em direção a eles. Nós estávamos no meio: os policiais em um lado e os terroristas do outro. Para mim foi tudo muito rápido, tudo ocorreu em cinco segundos", disse Fritz

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, concordaram com a necessidade de uma transição política liderada pela Síria que inclua negociações mediadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante conversas que tiveram durante a cúpula do G20 neste domingo (15), informou uma autoridade da Casa Branca.
Em conversa de 35 minutos nos bastidores da reunião do G20 na Turquia, os dois líderes discutiram os esforços para encontrar uma solução para o conflito, algo que se tornou mais proeminente por conta dos ataques em Paris na sexta, que deixaram 129 mortos.
"O presidente Obama e o presidente Putin concordaram com a necessidade de uma transição política liderada e de propriedade da Síria, que será realizada por meio de negociações mediadas pela ONU entre a oposição síria e o regime sírio, assim como de um cessar-fogo", disse a autoridade.
Obama elogiou os esforços de todos os países para combater o Estado  Islâmico, notando a importância dos esforços militares russos na Síria focados no enfrentamento desse grupo, acrescentou a autoridade

Nico Rosberg já não pode ameaçar o título de Lewis Hamilton, campeão da temporada 2015 da Fórmula 1 com três etapas de antecedência. Mas o alemão ainda tem armas para incomodar o companheiro de Mercedes. Com um desempenho implacável neste domingo, na 44ª edição do GP do Brasil, o vice-líder do ranking não deu chances para o rival e conquistou uma vitória folgada na pista de Interlagos, que permanece como território a ser conquistado pelo inglês, fã declarado de Ayrton Senna. Apesar da decepção pelo resultado, Hamilton entrou no clima da torcida brasileira, aos gritos de "Senna, Senna", e até ensaiou uma comemoração pelo segundo lugar.
Apesar da festa da torcida brasileira no autódromo paulista, os pilotos da casa não tiveram muito o que comemorar neste domingo. Felipe Massa se manteve durante quase toda a corrida na mesma posição de largada (8º) e, sem condições de atacar a RBR do russo Daniil Kvyat, precisou se contentar com os quatro pontinhos referentes a esta colocação. Horas depois da prova, a direção optou por desclassificar o piloto da Williams, após constatar irregularidades na pressão e temperatura de um de seus pneus. O xará Felipe Nasr, que largou em 13º, até conseguiu alguns momentos de inspiração em sua estreia no circuito brasileiro como titular da Fórmula 1, mas enfrentou problemas de desempenho com a Sauber e terminou longe da zona de pontuação, em 14º.
Com a vitória em Interlagos, Rosberg garantiu o vice-campeonato, acabando com as chances matemáticas de Sebastian Vettel, da Ferrari, o terceiro colocado em Interlagos. A derradeira etapa da Fórmula 1 será disputada daqui a duas semanas, em Abu Dhabi.

O sérvio NOVAK DJOKOVIC, número 1 do mundo, conquistou hoje sua 23ª vitória seguida na temporada ao bater o japonês KEI NISHIKORI (oitavo) por 2 a 0, com um duplo 6/1. Melhor no confronto, DJOKO precisou pouco mais de uma hora para derrotar seu adversário. A partida marcou a abertura do ATP WORLD FINALS, disputado em LONDRES. O torneio reúne os oito melhores tenistas da temporada, que são divididos em dois grupos. Os dois melhores tenistas de cada chave avançam às semifinais.

Um brasileiro de 20 anos foi encontrado morto neste sábado (14) no aeroporto de Dublin, capital da Irlanda, após ser detido pela polícia do país europeu. As informações são do jornal "The Irish Times".
De acordo com a publicação, o brasileiro, que não teve o nome revelado, foi detido por policiais logo após desembarcar em Dublin e foi levado para uma sala, onde seria interrogado. Segundo o jornal, o brasileiro foi encontrado morto na sala de espera pouco tempo depois.
Uma comissão que investiga a atuação da polícia irlandesa, abriu um inquérito para apurar a morte do brasileiro.
Procurado pelo G1, o Ministério das Relações Exteriores confirmou a morte de um brasileiro em Dublin e disse que está em contato com a família para prestar apoio. De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, a família do brasileiro não autorizou o ministério a divulgar nenhuma informação.
No mês passado, outro brasileiro morreu durante um voo entre Lisboa e Dublin após ter convulsões e morder um passageiro. De acordo com o "The Irish Times", o brasileiro tinha cocaína no estômago.
Segundo o jornal, a autópsia aponta que John Kennedy dos Santos Gurjão ingeriu 800 g de cocaína divididos em 80 sacos. Um dos sacos arrebentou e ele passou mal.

Edição do dia 15/11/2015
15/11/2015 22h55 - Atualizado em 15/11/2015 22h55
Líderes religiosos e celebridades condenam ataques a Paris
Comunidades muçulmanas fazem campanha contra estigma religioso.
Os atentados em Paris tiveram forte repercussão pelo mundo durante o fim de semana. A campanha virtual "Not in my name", na qual muçulmanos condenam o terror, ganhou força depois dos ataques. No domingo (15), no Vaticano, o Papa Francisco afirmou que usar o nome de Deus como justificativa para mortes é uma blasfêmia. O presidente alemão, Joachim Gauck, afirmou que não se deve baixar a cabeça diante do terror. Celebridades como Madonna e David Beckham também se pronunciaram contra os atentados.

A Força Aérea francesa começou a bombardear nesta noite alvos do grupo terrorista Estado Islâmico, utilizando dez aviões caças franceses, que lançaram 20 bombas sobre Raqqa, no Norte da Síria, que os bandidos tornaram sua capital.
O ataque foi confirmado pelo Ministério da Defesa, em Paris, em reposta ao que o presidente François Hollande chamou de “ato de guerra, cometido por um exército terrorista.”
"O primeiro objetivo destruído era utilizado pelo DAESH (sigla árabe do Estado Islâmico) como posto de comando, centro de recrutamento jihadista e depósito de armas e munições. O segundo objetivo era um campo de treino terrorista", diz o ministro em comunicado.
Doze aparelhos, entre estes dez caças, partiram ao mesmo tempo dos Emirados Árabes Unidos e da Jordânia e despejaram vinte bombas.
"Planejado em locais previamente identificados em missões de reconhecimento realizadas pela França, esta operação foi conduzida em coordenação com as forças norte-americanas”, informou a nota.
"É um ato de guerra cometido por um exército terrorista, um exército jiadista", afirmou o presidente francês François Hollande, advertindo que o seu país seria "implacável" em todas as frentes, "tanto no interior como no exterior".
O presidente conversou durante todo o dia com os líderes dos partidos políticos franceses, em busca de uma união nacional, a exemplo do que ocorreu após os atentados de Janeiro contra o semanário Charlie Hebdo e um supermercado judaico, que mataram 17 pessoas.
O ex-presidente Nicolas Sarkozy, o líder do partido de centro-direita Os Republicanos, em vez de consensos, exigiu “alterações drásticas” na política de segurança. “Disse ao Presidente que me parecia que devíamos construir respostas adequadas, o que quer dizer fazer uma inflexão da nossa política externa, das decisões no plano europeu e efetuar modificações drásticas na nossa política de segurança”, declarou ele

Um dos terroristas identificados, OMAR ISMAEL MOSTEFAI, era um cidadão francês, de 29 anos, de ascendência argelina e conhecido pelo serviço de inteligência, desde 2010, como pequeno delinquente e por ligações com radicais islâmicos. Na noite de sexta-feira, ele chegou em um carro preto na casa de show BATACLAN, onde 89 pessoas morreram armados com fuzis KALASHINIKOV e vestidos de coletes de explosivos. Ao entrar no teatro, eles abriram fogo contra a platéia que assistia a um show da banda EAGLES OF DEATH METAL. Dos outros três supostos terroristas identificados, dois deles seriam os irmãos franceses IBRAHIM e SALAH ABDESLAM. O terceiro homem seria BILAL HADFI. Os três viviam na BÉLGICA, que emitiu ordem de detenção internacional contra ABDESLAM, suposto fugitivo, depois de prenderem sete pessoas ligadas aos atos terroristas.

2 016    :  -    TERÇA-FEIRA
Faço a revisão do dia 15 de novembro, feriado. Comemoramos hoje 127 anos da data em que DEODORO DA FONSECA foi declarado Presidente da República, aclamado pelo povo. Dom PEDRO II era banido do BRASIL, partindo para a EUROPA, com sua família.
Digitalizo o dia 15 de novembro de 1966, relembrando cinquenta anos atrás, quando servia à 2ª Companhia Independente, em GUARULHOS.
Durante o transcorrer do domingo vamos também cuidar do histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, relativo ao mês de novembro.

Olá Vô Mario e Lucinda!
Queríamos agradecer pelo presentinho que vocês deram para a Aninha na nossa última visita, e seguem fotos das coisinhas que compramos para ela. A cortina para o quarto dela, o tapete rosa, esses conjutinhos, e as borboletas na parede, rendeu rsrs
Hoje a nossa pequena completa mais um mês de vida, ontem ela não estava muito bem, encontramos uma anormalidade no xixi dela e uma secreção, fomos correndo para o hospital e nos exames foi constatado uma pequena infecção urinária, já estamos medicando ela, ela está boa, sorridente e alegre, a doutora disse que é comum acontecer quando a mãe teve na gestação, que foi oque aconteceu com a Sol, mas graças a Deus está tudo bem.
Semana passada fomos no pediatra dela, ela está com 58cm e 2,650Kg, resumindo, esta ótima!
Estarei enviando mais fotos dela na sequência desse email.
Um forte abraço para vocês, e aguardamos aquela visita rsrs.
Felipe Freitas

https://t.dynad.net/pc/?dc=5550001580;ord=1479209022605  Reuters
15/11/201609h06

0:00
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da República, Michel Temer, disse, em entrevista ao programa Roda Viva, que uma condenação ou prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva traria instabilidade ao país.
"Se você me perguntar 'se Lula for preso isso causa um problema para o governo?' Eu acho que causa. Não para o governo, mas para o país. Porque haverá evidentemente movimentos sociais. Toda vez que você tem um movimento social de contestação, especialmente de uma decisão do Judiciário, isso pode criar uma instabilidade", disse Temer ao ser questionado sobre o tema pelo jornalista Ricardo Noblat.
O presidente afirmou esperar que "no plano presidencial", se existirem acusações contra Lula, que essas sejam "processadas com naturalidade", mas reconheceu que as reações possivelmente desestabilizariam o país.
"Eu até registro que muitas vezes, por mais que você faça, por mais que eu esteja descrevendo aqui a mudança que o governo está fazendo para preservar a integridade do país, da economia, das relações sociais, surge uma noticiazinha qualquer, isso cria uma instabilidade no governo. Imagina a mera hipótese de prisão do Lula. É um ex-presidente, foi presidente duas vezes, pode criar problemas não tenho dúvida disso", afirmou.
https://t.dynad.net/pc/?dc=5550001580;ord=1479209022605A entrevista foi gravada na última sexta-feira, no Palácio do Alvorada, e teve como entrevistadores diretores e colunistas dos maiores jornais do país.
Na conversa, Temer mais uma vez negou que a operação Lava Jato possa paralisar o país, assim como as prometidas delações premiadas de executivos da empreiteira Odebrecht.
"A primeira coisa que eu sugiro é, vamos deixar a lava jato em paz?", disse, afirmando que as delações precisam ser seguidas de investigações, inquéritos, denúncias, além de um longo processo judicial.
"Eu acho que devemos deixar o judiciário exercer seu papel juntamente com o Ministério Público, mas não nos preocuparmos no governo com o que nós devemos ou não fazer", disse Temer, alegando que se no final do processo acontecerem "variadas condenações", aí sim o governo teria de agir.
Temer voltou a se defender da acusação de ter recebido diretamente da empreiteira Andrade Gutierrez um cheque de um milhão de reais para sua campanha à vice-presidência, em 2014, de recursos vindos de propina da Petrobras. O presidente alega que o cheque em nome da sua campanha veio do diretório nacional do PMDB.
Na entrevista, Temer evitou responder se concordava ou não com projetos que hoje tramitam no Congresso e são vistos como tentativa de limitar o poder do Ministério Público ou evitar a condenação de políticos pegos pela Lava Jato. Entre elas, a proposta de abuso de autoridade, apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, ou a tentativa de criminalizar o caixa dois a partir de agora, o que daria uma anistia aos crimes cometidos anteriormente.
O presidente disse simplesmente que a decisão de aprovar ou não essas medidas é uma decisão do Congresso. "Eu não posso interferir", afirmou. Temer, no entanto, defendeu a iniciativa de Renan Calheiros de fazer um pente-fino nos salários do Judiciário, muitos acima do teto. Afirmou que é o "cumprimento de um preceito constitucional".
"Isto não é um confronto. Agora, numa análise muito fria, você relacionou muitos casos que podem ser analisados como ‘olha, nós também vamos agir’ pode ser que haja isso. Mas isso não vai impedir o prosseguimento das ações penais, não é por isso que a chamada Lava Jato vai ficar paralisada, pelo contrário, pode ser um elemento incentivador da Lava Jato”, disse.
REFORMAS
Na entrevista, Temer voltou a defender as reformas que pretende ver passar pelo Congresso, especialmente a previdenciária e a trabalhista. Garantiu que a reforma da Previdência é para "perdurar para sempre" e para que em 20 anos não seja necessário perguntar novamente sobre a sobrevivência do sistema.
No entanto, ministros do seu governo --especialmente o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha-- afirmam que a proposta atual deve valer por cerca de 10 anos, quando será necessário mexer novamente em temas como idade mínima.
Temer ainda acrescentou uma nova reforma às suas propostas, a tributária, que o governo até agora tem evitado falar. "É preciso uma reformulação tributária, quem sabe uma simplificação tributária", disse o presidente, acrescentando que "gostaria muito" de tratar desse tema depois de aprovadas as mudanças previdenciária, trabalhista e política.
PARLAMENTARISMO
O presidente ainda afirmou que gostaria de ver incluída na reforma política uma proposta de mudança do regime brasileiro de presidencialista para parlamentarista. Mas, esclareceu, com um modelo completo aprovado pelo Congresso e que passasse por um referendo.
"Eu estou convencido hoje que o parlamentarismo é uma coisa útil para o país", defendeu. "Sou muito mais favorável a um referendo, não um plebiscito. O Congresso poderia produzir um projeto e submeter, se for o caso, a uma consulta popular".
(Por Lisandra Paraguassu)

Um crime bárbaro por um motivo fútil tirou a vida de uma jovem de apenas 17 anos na região de SAPOPEMBA, na zona leste da capital. GABRIELA DOS SANTOS foi morta com um tiro à queima roupa na cabeça após ela e o namorado serem abordados pelo bandido na travessa ALESSANDRO TASSONI, que corta a Avenida ARRAIAS DO ARAGUAIA.
Eram por volta das 20:30 horas de ontem, quando o ladrão, em uma moto, anunciou o roubo. GABRIELA voltava da padaria com o namorado onde tinha ido trocar uma nota de cinquenta reais. Ela estava a duas casas de onde vivia com os pais. O bandido, para surpresa do casal, não pediu o dinheiro, mas os tênis dos dois.
Enquanto o jovem se abaixou para tirar o calçado, diz ter ouvido um estampido e, na sequência, viu GABRIELA no chão ao seu lado, sangrando, com os tênis nos pés.
O motoqueiro fugiu sem levar nada. Ele permaneceu durante todo o tempo de capacete e, por isso, não foi possível fazer qualquer identificação.
A polícia procura imagens de câmeras de segurança de residências e comércios vizinhos para tentar, ao menos, descobrir a placa da moto. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o suspeito do latrocínio tem 19 anos, cerca de 1,80 m e pele clara. O caso é investigado pelo 69º Distrito Policial (TEOTÔNIO VILELA).
Um vizinho ainda socorreu GABRIELA e a levou para o Hospital Municipal DOUTOR BENEDICTO MONTENEGRO, mas a jovem acabou tendo morte cerebral hoje pela manhã. Ela trabalhava ajudando a mãe em um salão de cabeleireiro próximo.

O PM JONATAS FERREIRA CRUZ, de 36 anos, foi morto ontem pela madrugada, em SÃO VICENTE, após bandidos tentarem roubar sua moto. Ele estava a caminho do trabalho, em SÃO PAULO. CRUZ foi atingido por pelo menos oito tiros. A principal suspeita é que na abordagem os bandidos descobriram que JONATAS era policial.
Essa tese é corroborada porque minutos após os diversos disparos, três marginais voltam à cena do crime e mexem no corpo do PM, já caído desacordado. Eles, então, roubam a pisto ponto 40 e o colete à prova de balas da vítima.
O crime ocorreu por volta das 5 horas, no cruzamento da Avenida LUIZ HORNEAUX DE MOURA com a Rua ALCIDES ARAÚJO. Apesar dos vários ferimentos, CRUZ foi socorrido e levado ao Hospital Municipal. Entrentanto, morreu minutos depois. Ele trabalhava na 2ª Companhia do 22º Batalhão de Polícia da Capital, na zona sul de SÃO PAULO. Morador de SÃO VICENTE, subia a serra com a moto HONDA CG FAN125 preta, abandonada no cruzamento onde ocorreu o crime.
JONATAS estava na PM havia 10 anos. Ele era casado e tinha dois filhos, uma menina de 8 anos e um menino de 1 ano e 6 meses.
FERNANDÓPOLIS - Morreu na manhã desta terça-feira, dia 15, o policial Cláudio Florindo, atingido por uma bala no pescoço na troca de tiros com assaltantes na madrugada do último dia 11, no Shopping Center Fernandópolis. Florindo se recuperava na casa dele depois de passar por um procedimento cirúrgico para retirada da bala.
Ele teria sofrido uma embolia pulmonar, seguido de parada cardiorrespiratória, sendo socorrido até a Santa Casa de Fernandópolis mas acabou não resistindo e morreu por volta das 6h30.


Um irmão da primeira-dama do Estado, LU ALCKMIN, foi agredido dentro da própria casa durante um roubo. A quadrilha, fortemente armada, inclusive com fuzis, invadiu a residência, no MORUMBI, na zona oeste, há poucos metros do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na madrugada. A mansão fica na Rua JOAQUIM CÂNDIDO DE AZEVEDO MARQUES.
Apesar das poucas informações fornecidas pela Secretaria de Segurança Pública por se tratar de um parente direto do governador GERALDO ALCKMIN, a reportagem apurou que o dono do imóvel, ADHEMAR CÉSAR RIBEIRO FILHO, de 75 anos, foi agredido com ao menos dois socos, um no estômago e outro no peito.
A quadrilha chegou em uma MERCEDS prata, modelo GLK, escalou e pulou um dos muros da mansão. Armado com revólveres, pistolas, fuzis e submetralhadoras, o grupo rendeu um vigilante no local, que estava armado com um revólver calibre 38.
Os bandidos levaram ao menos dois cofres com dinheiro, relógios, jóias (quatro brincos de brilhante e dois de ouro e cinco colares de pérolas e um de brilhante) e um revólver. Uma bandeja e um bulê de prata também foram roubados, além de bolsas de grife. A mulher de ADHEMAR, MARIA PAULA ABREU CÉSAR RIBEIRO, não estaria na residência.
Ao menos seis pessoas participaram da ação, mas a polícia acredita que a quadrilha era maior pela sofisticação dos equipamentos usados. Todos, por exemplo, tinham escutas e se falavam a todo momento, inclusive com os comparsas que faziam a segurança do lado de fora do imóvel em um outro carro blindado.
A polícia apura se o bando tinha a informação de que um dos alarmes da casa apresentou problemas recentemente e não estaria funcionando. O dono da casa recebeu um email na quinta-feira alertando sobre a necessidade de manutenção no senso infra-vermelho do alarme. A partir daí, o sistema parou de funcionar. A manutenção, segundo ADHEMAR, foi feita por uma empresa diferente da de costume.
Por isso, há suspeitas de que o bando conhecia a residência: ou eram funcionários ou sabiam como funcionavam os equipamentos de segurança. Um dos bandidos chegou a falar “eu já estive aqui”, segundo o dono do imóvel. Até agora ninguém foi preso.
A reportagem conseguiu apurar também que a Polícia Civl tem fortes suspeitas de se tratar da mesma quadrilha que invadiu a casa do cônsul-geral de ANGOLA, BELO MANGUEIRA, no último dia 5. Os criminosos chegaram em uma MERCEDES de cor prata. Já dentro da residência, em MOEMA, na zona sul, o trio rendeu o cônsul angolano. Foram levados relógios, jóias e dinheiro. Ninguém foi preso.

Brigando pela terceira colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas para a COPA DO MUNDO, o EQUADOR venceu a lanterna VENEZUELA, por 3 a 0. Os gols marcados por ARTURO MINA, BOLAÑOS e VALÊNCIA, na etapa final, mantiveram a equipe comandada pelo técnico GUSTAVO QUINTEREROS na zona de classificação direta para o MUNDIAL DE 2018.
Já o PARAGUAI foi à LA PAZ e se complicou na competição – na rodada anterior perderam (4 a 1) para o PERU, que hoje enfrentou o BRASIL em jogo não encerrado ainda. A BOLÍVIA segue na parte inferior da tabela, com sete pontos conquistados.


Hoje, depois de um primeiro tempo em que buscou muito mais o gol, mas não foi feliz nas finalizações. A BOLÍVIA teve GABRIEL VALVERDE expulso com o segundo amarelo, aos 15 da etapa final. Apesar da desvantagem numérica, os bolivianos continuaram a pressionar e chegaram ao gol com MARCELO MORENO, aos 32 minutos. O atacante, que  não marcava pela seleção desde a COPA AMÉRICA de 2015, foi às lágrimas de emoção

Nenhum comentário: