segunda-feira, 21 de novembro de 2016

20 DE NOVEMBRO DE 2016 - DOMINGO


DIA      VINTE       DE       NOVEMBRO      DE      2016      -      D  O  M  I  N  G  O.
79 anos, 10 meses e 24 dias de idade.
Início de minhas memórias: 9 de Julho de 1950.
DIA 135º DO ANO 67º
58 anos e 167 dias na PMESP
57 anos e 279 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 939 dias – 499 412 horas.
53 anos e 72 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 251 dias no Posto de Coronel – 344 meses e 9 dias.
5 anos e 136 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
11 012 dias no posto de CORONEL - 24 anos e 342 dias na reserva.
11 096-663 360                           11 012-257 836                            10 737-251 412.

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
DIA DO AUDITOR
DIA DO BIOMÉDICO
DIA UNIVERSAL DAS CRIANÇAS

“QUEM QUISER VENCER NA VIDA DEVE FAZER COMO OS SEUS SÁBIOS: MESMO COM A ALMA PARTIDA, TER UM SORRISO NOS LÁBIOS”
DINAMOR.

DIA DE SÃO FÉLIX DE VALOIS. Vivia como ermitão numa floresta quando SÃO JOÃO DA MATA o convidou para, juntos, fundarem uma ordem religiosa que se destinasse a libertar cristãos prisioneiros dos maometanos. Foi assim que nasceu a ORDEM DA SANTÍSSIMA TRINDADE para a Libertação dos Cativos.
DIA DOS SANTOS OTÁVIO, ADVENTOR e SÃO SOLUTOR. SANTO OTÁVIO e seus companheiros eram soldados da legião tebana e foram martirizados durante a perseguição do imperador MAXIMINO. Os três soldados escaparam do massacre, mas foram capturados em TURIM. SANTO OTÁVIO e SANTO ADVENTOR foram logo executados. SÃO SOLUTOR conseguiu escapar, mas foi denunciado e teve a cabeça cortada.

496 a. expedição marítima de FERNANDO DE MAGALHÃES atravessa, no extremo sul do CHILE, o estreito que levará o seu nome, em 20 de novembro de 1520.  
321 a. da morte de ZUMBI DOS PALMARES, no dia 20 de novembro de 1695. ZUMBI nasceu no QUILOMBO DE PALMARES, na SERRA DA BARRIGA, em PERNAMBUCO. Ainda criança, foi raptada e levado ao padre ANTÔNIO MELO, que o criou até por volta dos 15 anos de idade, quando ele fugiu, retornando ao quilombo para chefiá-lo. Foi batizado com o nome de FRANCISCO e aprendeu os idiomas, português e latim. Em PALMARES, o maior quilombo, juntamente com outras lideranças, foi responsável por uma população com cerca de 20 mil habitantes, entre negros, índios e brancos revoltados com aquele sistema. PALMARES foi um verdadeiro exemplo de democracia. Foi encontrado morto num desfiladeiro, com dois tiros. A autonomia do maior quilombo do país irritava a COROA há quase um século. Além disso, o aumento da população de escravos fugidos e do comércio entre quilombolas e colonos abalou as autoridades locais, que não apenas queriam aniquilar a comunidade como o seu principal líder, ZUMBI. Após várias investidas frustradas, o governador-geral contratou o experiente bandeirante DOMINGOS JORGE VELHO para exterminar de vez o povoamento. Após o ataque malsucedido de janeiro de 1694, VELHO e seu exército iniciaram a empreitada vitoriosa, que culminou na emboscada do grande chefe.
186 a. do atentado contra LÍBERO BADARÓ. Dois indivíduos, emboscados, deram um tiro no ventre do jornalista, em 20 de novembro de 1830. Em frente à sua casa, numa rua que hoje leva seu nome, o jornalista italiano LÍBERO BADARÓ (1798-1830) é baleado por desconhecidos. Ele morre no dia seguinte. Fundador do jornal O OBSERVADOR CONSTITUCIONAL, que fazia críticas a dom PEDRO I (1798-1834), BADARÓ teria dito antes de morrer: “MORRE UM LIBERAL, MAS NÃO MORRE A LIBERDADE”.
164 a. inaugurado o Congresso Constituinte argentino em 20 de novembro de 1852.
127 a. O jornal francês LE TEMPS (órgão oficioso da Terceira República Francesa) informava em 20 de novembro de 1889 seus leitores sobre os acontecimentos brasileiros: “Não existe no vocabulário político palavra que possa designar exatamente o que acabamos de testemunhar, pois, pela primeira vez na história do mundo, um país tão grande quanto a EUROPA e quase 14 vezes maior que a FRANÇA, acaba de passar de MONARQUIA à REPÚBLICA, sem tiros disparados, no espaço de algumas horas”. Foi com um misto de surpresa, incompreensão e suspeita que a maioria dos jornais parisienses anunciou a mudança de regime da monarquia para a república no BRASIL, em 15 de novembro de 1889. Afinal, no espaço de algumas horas e na mais perfeita ordem, um movimento de militares, seguido de perto por alguns civis republicanos, depôs uma monarquia de quase 50 anos.
127 a. ARGENTINA e URUGUAI são os primeiros países a reconhecer a República do BRASIL, em 20 de novembro de 1889.
119 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 20 de novembro de 1897: o Estado de São Paulo, cujo progresso foi sempre incontestável, acha-se atingido da grave crise que atravessamos de uma maneira aterradora, para todos os que observam calmamente o quadro desolador de uma ruína completa que ameaça a todas as classes sociais. O câmbio a 6/7/8 ou a libra esterlina a 35$000 vem elevar o custo de todos os artigos de consumo, a preços que a economia de dois terços da nossa população não pode fazer face.
O CONDE ANTONELLI, plenipotenciário da ITÁLIA, em BUENOS AIRES, foi transferido para exercer igual representação junto do governo brasileiro. É esperado brevemente a chegada desse novo ministro.
É considerada muito difícil a sustentação do governo do URUGUAI, devido à ditadura oficial do depositário do poder.
A bordo da galera inglesa CRASSYNGTON houve revolta da tripulação contra o respectivo capitão. A polícia do porto compareceu e prendeu sete revoltados.
O PAPA LEAO XIII teve uma síncope quando conversava com os cardiais.  
118 a. por ter sido domingo, no dia 20 de novembro de 1898, o DIÁRIO POPULAR não circulou. Seguem, as seguintes publicações da edição do dia anterior: O comando superior da GUARDA NACIONAL DE SÃO PAULO será representada nas festas que se vão realizar amanhã ao doutor PRUDENTE DE MORAES pelos majores doutor ALÍPIO BORBA, secretário geral interino e GUILHERME RUDGE, quartel-mestre geral interino.
Informam-nos que na madrugada de ontem andaram alguns meninos pela ladeira da TABATINGUERA a fazer desordens, batendo fortemente nas portas e quebrando vidraças, causando muito incômodo aos moradores que a tal hora dormiam pacatamente.
A comissão dos festejos de recepção do doutor PRUDENTE DE MORAES providenciou a hospedagem da comitiva que o acompanha. Alguns dos viajantes ficam com o ex-presidente no Hotel de FRANÇA e os jornalistas na Rotisserie. A partida da comissão de SÃO PAULO é amanhã no trem da madrugada.
Dizem os jornais de LONDRES que o PADRE DUMONT, em PARIS, violou o túmulo de MOLIÈRE.
A esquadra italiana teve ordens para sair do RIO DE JANEIRO, por causa da febre amarela que consta ter já aparecido a bordo do CARLO ALBERTO.
O doutor PRUDENTE DE MORAES segue hoje às 10 horas da noite para SÃO PAULO em comboio especial. Seu acompanhamento é numeroso, sobe mais de duzentas pessoas.
116 a. nasce CHESTER GOULD, criador da história DICK TRACY, em 20 de novembro de 1900.
106 a. (MÉXICO) notícias de PUEBLA anunciam que se deram ali, de ante-ontem para ontem (18 para 19 de novembro de 1910), graves conflitos entre as tropas federais e as forças organizadas dos adversários do GENERAL PORFÍRIO DIAZ, presidente da República. As primeiras informações recebidas dizem que as tropas federais saíram vencedoras dos conflitos, nos quais houve numerosos mortos e feridos.
106 a. escritor LEON TOLSTÓI, autor de “GUERRA E PAZ”, morre aos 82 anos de pneumonia, em 20 de novembro de 1910. Ele havia decidido embarcar em um trem e viajar sem rumo. Em outubro de 1910, TOLSTÓI planejou uma fuga dramática, abandonando a mulher e os 13 filhos para viajar em companhia de amigos. Durante alguns dias, o plano revelou-se um sucesso, com o escritor saudado por admiradores a cada estação. Mas a decisão de viajar de terceira classe (esfumaçada e friorenta, mas condizente com seu voto de pobreza) agravou a saúde já frágil, obrigando-o a parar definitivamente na estação de ASTAPOVA onde, dominado pela pneumonia, sofreu por acreditar que morreria sozinho. Ao contrário: jornalistas acamparam em volta do local à espera de notícias do maior escritor da RÚSSIA, que morreria no dia 20 de novembro. O trem que conduziu seu corpo foi recebido por camponeses e operários que viviam próximo à propriedade dos TOLSTÓI. Seu caixão foi velado e carregado por uma multidão de 3 a 4 mil pessoas, número que teria sido maior se o governo de SÃO PETERSBURGO não tivesse proibido a vinda de trens especiais de MOSCOU para o enterro do escritor. Sua fama ultrapassou fronteiras, com os principais jornais do mundo noticiando sua morte. 
O escritor norte-americano JAY PARINI, autor de A ÚLTIMA ESTAÇÃO, tradução de SÔNIA COUTINHO, conta em seu romance os momentos finais do escritor russo. A obra de JAY PARINI foi adaptada para o cinema, com CHRISTOPHER PLUMMER no papel de TOLSTÓI e HELEN MIRREN como SOFIA, esposa de TOLSTÓI. Como se apoiou em diários, JAY PARINI construiu seu romance a partir de capítulos que alternam o ponto de vista dos principais personagens que rodearam o escritor, como sua mulher SOFIA ANDRÊIEVNA, o amigo VALENTIN BULGÁKOV, a filha SACHA, e o discípulo VLADÍMIR TCHERTKOV, que não inspirava confiança na família do escritor.
TOLSTÓI não desponta apenas como um homem fraco. Ao se deixar guiar pelo exemplo da vida simples dos camponeses, a qual considerou ideal, o escritor submeteu-se ao que chamou de “conversão”, na qual não aceitava a autoridade de qualquer governo organizado ou igreja. Criticou também o direito à propriedade privada, além de pregar o conceito de não-violência. Com isso, conquistou a admiração do pacifista indiano MAHATMA GANDHI (1869-1948), a quem chegou a escrever uma carta.
A contradição humana, portanto, é o ponto alto do relato de JAY PARINI, que descreve um homem amado por uma legião de leitores, cercado por familiares e amigos, mas que, na verdade, vivia incrivelmente só.
106 a. instaurado no MÉXICO um movimento de rebeldia dirigido por FRANCISCO MADERO contra o presidente PORFÍRIO DIAZ, no começo da revolução mexicana, em 20 de novembro de 1910.
105 a. na INGLATERRA, um grupo de sufragistas promove nas ruas de LONDRES um quebra-quebra para protestar contra a proibição do voto feminino, em 20 de novembro de 1911.
105 a. continuam a chegar ao nosso escritório as mais graves acusações contra o péssimo serviço dos correios de SÃO PAULO. Temos a registrar mais um fato que, como o de ontem, revela a profunda anarquia daquela repartição federal. O senhor JONAS ROLIM registrou em 26 de outubro uma carta para seu cunhado em ARARAQUARA. São decorridos 25 dias e a carta ainda não chegou às mãos do destinatário. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 20 de novembro de 1911).  
104 a. falece LUIZ CARLOS DE ASSUMPÇÃO. Nasceu em SÃO PAULO, em 1º de novembro de 1833. Faleceu em TIETÊ (SP), no dia 20 de novembro de 1912. Um breve relato de sua vida profissional está colocado na data em que registrei o seu nascimento.
104 a. publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 20 de novembro de 1912: FESTA DA BANDEIRA – No dia consagrado à nossa bandeira teve nesta capital farta e vibrante comemoração. Não podia ser por outro modo: nesta capital, pela primeira vez, a 19 de novembro as alunas da Escola Normal festejaram a instituição da bandeira nacional, em 1906.
104 a. nasce JOSÉ EUGÊNIO DE REZENDE BARBOSA
José Eugênio de Rezende Barbosa nasceu em 20 de novembro de 1912, na cidade de São Simão, Estado de São Paulo e faleceu aos 91 anos, na capital paulista. Foi mé­dico otorrinolarin­gologista, diplo­mado pela Faculdade de Medicina da Univer­sidade de São Paulo, em 6 de janeiro de 1936. Desde formado, trabalhou gratuitamente na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo dentro de sua especialidade, sendo nomeado Chefe de Clínica. Cerca de 50 anos mais tarde, se aposentou como Professor da Faculdade de Ciências Médicas, tendo sido um dos seus mais entusiasmados membros e trabalhado com afinco para sua fundação. Recebeu diversos prêmios em reconhecimento de sua atuação profissional tais como o Prêmio Honório Líbero (1944) e Mário Ottoni de Rezende (1947). Ele foi casado com Lia Junqueira Netto de Rezende Barbosa, falecida em 1993, com quem teve cinco filhos (Ricardo, Tereza, Martha, Mara e Henrique) ao longo de mais de 50 anos de uma vida feliz.
100 a. nasce o Cel. Ref. ROLDÃO NOGUEIRA DE LIMA em 20 de novembro de 1916. Falece em 14 de novembro de 1998.
  99 a. batalha de CAMBAI, travada entre a INGLATERRA e a ALEMANHA na FRANÇA, em 20 de novembro de 1917. É a primeira a envolver tanques de guerra.
  99 a. República da UCRÂNIA é declarada independente, em 20 de novembro de 1917. O país continuava atrelado à UNIÃO SOVIÉTICA.
  96 a. nasce o Cel. Ref. FÉLIX DE BARROS MORGADO em 20 de novembro de 1920. Faleceu em 7 de agosto de 1999.
  94 a. começa na SUÍÇA a CONFERÊNCIA DE LAUSANNE, em 20 de novembro de 1922, para resolver diferenças entre as forças aliadas e a TURQUIA depois da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
  87 a. na FRANÇA, o escritor surrealista ANDRÉ BRETON apresenta a primeira exposição das telas do pintor espanhol SALVADOR DALI, em 20 de novembro de 1929.
  79 a. BRASIL suspende os seus pagamentos da dívida externa em 20 de novembro de 1937.
  73 a. durante a Segunda Guerra Mundial, tropas norte-americanas desembarcam no ATOL DE TARAWA para retomá-lo do JAPÃO, no dia 20 de novembro de 1943. Tratava-se do último local que ameaçava a navegação entre EUA e AUSTRÁLIA pelo Oceano PACÍFICO. O conflito deixou 17 japoneses vivos, entre 4.700 homens. Do relato escrito por ROBERT SHERROD, americano presente no conflito: “Ao ouvir o primeiro navio de guerra disparar, todos corremos para o convés. Em três minutos o céu já estava laranja-avermelhado pelos disparos (...) No dia seguinte, com os primeiros raios de sol no céu, a guerra continuou (...). Imaginei que todos os japoneses iriam realmente morrer.”
  69 a. do casamento da RAINHA ELIZABETH, herdeira do trono britânico, com o PRÍNCIPE PHILLIP MOUNTBATTEN, em 20 de novembro de 1947, em LONDRES.
  57 a. NAÇÕES UNIDAS aprovam a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA, em 20 de novembro de 1959.                                                                          
  54 a. do final da crise da instalação dos mísseis nucleares em CUBA, por parte da URSS (determinada pelo líder soviético NIKITA CRUSCHEV), com o  levantamento do bloqueio aeronaval determinado pelo Presidente dos EUA, JOHN KENNEDY. Os soviéticos retiram seus armamentos nucleares da ilha, em 20 de novembro de 1962.
  54 a. nasce o NELSON, casado com dona SORAYA (ela é mãe da KÁTYA, avó do IAGO), em 20 de novembro de 1962.
  53 a. das seguintes anotações em 20 de novembro de 1963 (quarta-feira). ANO 14º - MÊS 5º - DIA 134º - 5 anos e 168 dias na FORÇA PÚBLICA – 75º dia como ASPIRANTE – 62º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Com um tempo inseguro ao extremo, deixo meu lar às 5:15 horas para tomar um ônibus na ÁGUA FRIA. Faço uma viagem não muito boa e vejo que o dia não iria transcorrer muito bem.
No BATALHÃO DE GUARDAS, assumo o comando de um pelotão e, após a revista, vou dar aula de Ordem Unida para um dos pelotões da 3ª Companhia, justamente aquele do CABO SALDONES. Em seguida, deveria dar aula de Educação Física, mas acontece que o AMÉRICO recebeu ordem do Comandante para levar o meu pelotão e o do ASPIRANTE GIRALDI para a Escola de Educação Física.
Na quadra de futebol de salão do BG prossegue o campeonato da modalidade para os oficiais. Inicialmente, jogaram as equipes do Serviço de Fundos e do 11º BP, cujo resultado foi um empate de 1 a 1. Entre os oficiais conhecidos estavam: CAPITÃO DORIVAL ROSSI, TENENTES ABATE, FELÍCIO BUONAMICI, ÁTILA, ARCY RIBEIRO e outros.
Agora chove muito. Mesmo assim iriam jogar as equipes do BATALHÃO DE GUARDAS e do 1º BATALHÃO POLICIAL. Do nosso lado tínhamos o ASPIRANTE BORINI SOARES como goleiro, TENENTES FLÁVIO VAZ, FERNANDES, OLEGÁRIO, ROCCO e CAPITÃO HÉLIO GUAICURU. No 1º BP apareciam: ASPIRANTE PAZELLI (goleiro), ASPIRANTE LUÍS ANTONIO, TENENTES BIO, FERRARINI, JUAREZ e outros. O resultado foi de lastimar para o BG. Nossa equipe era um amontoado de jogadores que não sabiam como agir. O coitado do goleiro foi batido por 12 vezes, principalmente pelos tiros do LUÍS ANTONIO e do BIO. No final tivemos 12 a 1 para o 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”, equipe que possui grandes recursos para ser campeã de futebol de salão.
O BG amargou a derrota acachapante durante o resto do expediente.
Após a reunião dos oficiais deixo o quartel com o 1º TENENTE FERNANDES. Chovia muito e o ASPIRANTE AMÉRICO emprestou-me o guarda-chuvas já que eu estava à paisana.
Em casa, apesar das amolações das crianças, pelo fato de estar chovendo e eles terem de ficar dentro do lar, consegui dormir durante uma parte da tarde. Meu filho está impossível de ser aturado: ao querer algo ele vai ao extremo, chorando como um desesperado se não conseguir o que deseja. MARIZE já é diferente e, se for magoada, dorme durante o dia todo. MARIZETE, já raciocinando bem, age de uma maneira mais inteligente, contornando as situações impossíveis.
Entre os programas de televisão de hoje posso citar: REPÓRTER ESSO, trazendo notícias sobre as alarmantes cheias do RIO GRANDE DO SUL; sobre a greve da SOROCABANA; sobre a possibilidade de uma nova greve da SANTOS-JUNDIAÍ, a partir da zero hora de amanhã. OS FLINSTONES e FESTIVAL ANTÁRTICA também acontecem nesta noite. 
  52 a. dos apontamentos feitos em 20 de novembro de 1964 (sexta-feira) - ANO 15º - MÊS 5º - DIA 134º - 6 anos e 169 dias na FORÇA PÚBLICA - 181 dias como 2º TENENTE - 428 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
No BATALHÃO DE GUARDAS temos o quartel de sobreaviso, com um capitão de prontidão. O caso parece ser grave e tem relação com o governador do Estado de SÃO PAULO, ADEMAR DE BARROS. No entanto, tudo transcorre sem grandes novidades durante o expediente, com minha repartição trabalhando a todo vapor e soltando a documentação do dia. Já quase no final do expediente, o Comandante diz-me que os pelotões 8 - E - 4, 9 - E - 4 e 10 - E - 4, num total superior a 100 homens, seguirão destino, na segunda-feira, para o 9º BP, onde ficarão adidos durante um certo tempo, com a finalidade de fazer o Patrulhamento Tático Móvel. Também temos, como notícia de última hora, a adição do ASPIRANTE MÁRIO DE CARVALHO DIAS ao 2º BP para a mesma finalidade, somente que esse patrulhamento será realizado na zona de ITAQUERA. O BG será novamente desfalcado de um oficial.
Hoje leio no jornal NOTÍCIAS POPULARES a promoção do ASPIRANTE A OFICIAL NINO ANTÔNIO MEDEIROS CALESTINI ao posto de 2º TENENTE, a contar de 24 de maio do corrente ano. O CALESTINI é da minha turma e, por questões disciplinares, não foi promovido na época aprazada.
Chove muito nesta data. Meu pensamento era visitar meus pais, em POÁ, pelo fato de minha mãe ter completado aniversário ontem. Acontece, porém, que não posso sair logo do BG, pois chove bastante lá pelas 13, 15 horas. Então permaneço no alojamento conversando com o TENENTE PLINIO VAZ e ASPIRANTES LUIZ GONZAGA e PINHEIROS.
Mais tarde, quando já passam das 16 horas, deixo o BG. Enfrentando uma chuvinha fina e enjoada, embarco na estação do BRÁS, num trem das 17 horas, que vai até GUAIANAZES.  O mesmo está completamente lotado e tive muita sorte de conseguir sentar. Em GUAIANAZES, deixo esse trem e espero um outro que me levaria definitivamente a POÁ.
Não encontro meus pais em casa. Segundo informações de dona GABRIELA, inquilina dos mesmos, foram a SÃO PAULO. Desço até o Destacamento Policial local e sou informado que o caso PAB prolifera na cidade, não havendo mais ordem para se conter essa onda subversiva.Contam-me as praças do Destacamento que há, inclusive, praças da Força Pública pertencendo à PAB. Isso me faz ficar irado com tamanha displicência das partes que deviam interromper essa delicada situação. Telefono para o DPM, em SÃO PAULO, pedindo explicações de como proceder.
Logo mais, reúno o Destacamento local, inclusive o 2º SARGENTO NELSON RIZZO, com a finalidade de irmos até o "núcleo" da PAB observar o que eles fazem e, ao mesmo tempo, escoltar os elementos da FP que fazem parte da tal Sociedade. Isso realizamos às 21 horas, sendo que as praças iam armadas para o que desse e viesse. No "núcleo" encontramos um punhado de rapazes fazendo ORDEM  UNIDA, sob o comando de um camarada excluído da Força Pública. Ao lado, encontra-se um soldado da FP e que mando recolher ao jeep do destacamento.
Na Delegacia, tomo por Termo as declarações do soldado que se diz chamar NESTOR COSTA CIDRAL, pertencente ao 11º BP.
Pelo que pude deduzir, o SOLDADO NESTOR é um inocente útil à PAB que, justamente tem a intenção de captar às suas fileiras elementos de todos os lugares, notadamente das Forças Armadas. Dispenso o SOLDADO NESTOR após tê-lo ouvido em suas declarações. Quando tal acontece, já são mais de 22 horas.
Com o 3º SARGENTO NELSON RIZZO deixo o Posto Policial. Em POÁ muita gente não me olha com bons olhos e isso se vê claramente na figura do rufião AMÉRICO FRANCO que, segundo informações, é o "comandante do núcleo pebense" em POÁ.
Retorno ao lar paterno, não encontrando meus pais. Já pretendia embarcar para SÃO PAULO quando no último trem que passa pela cidade eles descem. Deitamos depois das 24 horas, após muitas conversas.     
  51 a. do relato dos acontecimentos de 20 de novembro de 1965 (sábado).  ANO 16º - MÊS 5º - DIA 133º - 7 anos e 169 dias na FORÇA PÚBLICA - 546 dias como 2º TENENTE - 793 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Esta é mais uma data em que posso descansar em meu lar, longe das preocupações do quartel, ao lado de minha família.
As emissoras, de manhã, falam muito da chegada do senador norte-americano ROBERTO KENNEDY, irmão do falecido presidente JOHN KENNEDY. Às 9 horas desta data assiste missa na Catedral da SÉ, em companhia da esposa. Em seguida, no LARGO DO AROUCHE, vai depositar flores no monumento a seu irmão. É alvo de apoteótica acolhida popular. O povo se acotovela e disputa seu autógrafo. Do alto dos edifícios cai sobre a praça chuva de pétalas de rosas. Ainda de manhã, a comitiva encaminha-se para o Sindicato dos Metalúrgicos, na Rua do CARMO, onde ROBERT KENNEDY é homenageado pelos trabalhadores. O ilustre visitante almoça na CHÁCARA FLORA, nas proximidades do Aeroporto.
Prosseguem os trabalhos da II CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DA OEA no RIO DE JANEIRO, fato que vem causando sucesso nos meios políticos do BRASIL.
Falece hoje o escritor ASTROGILDO PEREIRA. Estava internado no Instituto Brasileiro de Cardiologia, há dez dias. Foi um notável conhecedor da vida e obra de MACHADO DE ASSIS e LIMA BARRETO. Falece aos 75 anos. Com a Revolução de 31 de março de 1964, ASTROGILDO teve sua casa invadida por policiais e foi preso. Passou vários meses detidos no Hospital da Polícia Militar, sendo libertado em dezembro do ano passado.
Leio muito a História Universal de VEIT VALENTIM e assim passo o sábado até a noite.
Pela televisão assisto muitos programas nesta data: EM BUSCA DA FELICIDADE - A DAMA VENCIDA - UM ROSTO PERDIDO - A MARCHA DO MUNDO (noticioso do canal 9).
A HORA DA BUZINA (programa de calouros, dirigido pelo impagável CHACRINHA - ABELARDO BARBOSA).
UM INSTANTE MAESTRO (entre os diversos entretenimentos apresenta a Banda de Música do Corpo de Bombeiros da GUANABARA);
 O CÍRCULO DO MEDO (no canal 9) e QUINTA DIMENSÃO (no canal 2).
  50 a. dos escritos em 20 de novembro de 1966 (domingo). ANO 17º - MÊS 5º - DIA 134º - 8 anos e 169 dias na FORÇA PÚBLICA – 911 dias como 2º TENENTE – 229 dias na 2ª Companhia Independente.
Acordo às 8 horas. Despeço-me de meus pais depois das 9 horas, rumando à PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS.
Durante um certo tempo converso com vários conhecidos no início da feira poaense: doutor BERNARDO (delegado), SARGENTO NELSON RIZZO, SOLDADO FLORISBELO, LÁCIO FRANCO PINTO e outros.
Embarco para SÃO PAULO às 11:19 horas. Viajo com ADELSON MARTINS, enfermeiro da Casa de Saúde SANTA RITA, e sua esposa. Esse rapaz trabalhou durante algum tempo no Pronto Socorro de POÁ.
Chego em meu lar quando já são mais de 13 horas.
À tarde, temos partidas de futebol pelo Campeonato de 1966. O CORINTHIANS, vice-líder, não consegue ultrapassar o COMERCIAL, em RIBEIRÃO PRETO, empatando sem abertura de contagem. Agora a diferença para com o PALMEIRAS, líder, é de cinco pontos.
O SÃO PAULO também empata com o GUARANI, penúltimo colocado.
Levo minha esposa ao CINE VERA. ASSISTIMOS:
OSS 117 – filme francês, enredando uma trama sobre espiões que pretendem destruir os submarinos atômicos da 2ª Grande Guerra.
ADEUS ÀS ILUSÕES – com ELIZABETH TAYLOR. Uma mulher tem um filho aos 17 anos, e o cria ao seu modo, num chalé à beira de uma praia. A polícia intervém na criação do menino e ele vai para um colégio. A mãe do garoto apaixona-se pelo reverendo, diretor do colégio. Os amores ilícitos trazem problemas morais  para o clérigo, que tem de se separar de sua esposa. 
  49 a. nasce RONALDO SOARES GIOVANELLI em 20 de novembro de 1967, em SÃO PAULO. Revelado pelo CORINTHIANS, foi titular no gol alvinegro por dez anos. Depois defendeu FLUMINENSE, INTER DE LIMEIRA, CRUZEIRO, PORTUGUESA, PONTE PRETA, GAMA, ABC e PORTUGUESA SANTISTA até se aposentar em 2006. 
  47 a. mais de 250 mil pessoas manifestam-se em WASHINGTON, pela paz no VIETNÃ, em 20 de novembro de 1969.
  45 a. do desabamento de uma via elevada de dois quilômetros e meio de extensão, na esquina da avenida PAULO DE FRONTIM com a Rua HADOCK LOBO, no bairro do RIO COMPRIDO, zona norte do RIO, em 20 de novembro de 1971. Pelo menos vinte pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas. Duzentos metros do elevado, em fase final de construção, pesando 400 toneladas, caíram levantando uma nuvem de pó, em meio aos gritos dos feridos. Os primeiros socorros foram prestados pelos estudantes da Faculdade de Direito ESTÁCIO DE SÁ; depois correram ao local operários da ponte RIO-NITERÓI, e logo chegaram os bombeiros e várias equipes médicas.
  44 a. de uma visita que fiz a PINDAMONHANGABA, em 20 de novembro de 1972. Consta, nesse dia, o seguinte: “Depois de passar uma manhã tranqüila em meu lar, estou para sair no período da tarde, a fim de ir ao PARI, mas a chegada inesperada do JOSÉ RAIMUNDO SPOLZINO vem modificar meus planos. Assim é que combinamos ir à PINDAMONHANGABA, a fim de resolver um problema relacionado com um parente do SPOLZINO que se encontra preso. LUCINDA acompanha-nos na viagem. O tempo está feio. O “fuscão” faz de cem a cento e vinte km por hora e a distância que nos separa de GUARULHOS a PINDA é coberta em pouco tempo, pois lá chegamos por volta das 15:40 horas. SPOLZINO procura seu filho de vinte e dois anos de idade, que vive na cidade de PINDA. É fruto de um casamento fracassado há dez anos atrás. O rapaz é afilhado da pessoa que se encontra presa na cadeia pública de TAUBATÉ, condenada por exploração do lenocínio. Vamos em seguida à TAUBATÉ. Na cadeia local, consigo com o delegado Diretor do Presídio uma entrevista entre o SPOLZINO e seu compadre. Em seguida, visitamos o 5º BPM, comandado atualmente pelo TENENTE–CORONEL IRAHYBA DE PAULA ROSA, que conheci no antigo BATALHÃO DE GUARDAS, em 1965, quando ele era capitão. Converso com o mesmo, muito embora minha ida ao 5º BPM fosse a fim de conversar com o CAPITÃO SIQUEIRA, que lá não se encontra. Converso também com o Sub Cmt do 5º BPM, MAJOR HUGO BRAGA ÉBOLI e com o CAPITÃO JOÃO CARLOS DE MENEZES. Deixamos TAUBATÉ por volta das 19 horas. Chegamos em GUARULHOS a tempo de assistir o 190º capítulo da novela SELVA DE PEDRA, onde, numa festa, CRISTIANO humilha sua mulher SIMONE a respeito da arte de esculpir esculturas”. 
  41 a. falece o GENERALÍSSIMO FRANCISCO FRANCO, Chefe do Estado espanhol, em 20 de novembro de 1975.
  41 a. aprovado pela Caixa Econômica Federal o Programa de Crédito Educativo, que visa a financiar o estudo de alunos carentes em nível superior, em 20 de novembro de 1975.
  37 a. ocorre uma invasão na Grande Mesquita de MECA, com 300 xiitas armados, em 20 de novembro de 1979. Eles permanecem nela até 4 de dezembro, quando são expulsos pelo exército saudita. Outras anotações nesta data: nesta manhã de terça-feira o ALBERTO, namorado da MARLENE, acompanha-me até a Diretoria de Pessoal da PMESP. Ele está querendo entrar para as fileiras da corporação. No CPChq vamos discutir o caso do 2º TENENTE PM JOSÉ ROBERTO em 18 de novembro de 1979, em OSASCO, quando aconteceu um desentendimento com o bacharel de plantão EVERARDO GARDINI. Caso da ROTA 254, cuja guarnição é acusada de espancamento de um menor pelo Bacharel do 1º DP, GILDO DATRI. O TENENTE-CORONEL PM JÚLIO PAULO BELICKAS entra em gozo de férias. Comentamos hoje o quarto aniversário da morte do GENERAL JOÃO FRANCO PONTES, ex-Cmt Geral da PMESP, de acordo com minhas memórias. Nesta noite, pela TV: KHOMEINI afirma que os reféns serão julgados por um tribunal islâmico. Conferência de cúpula da LIGA ARABE. Decretada a prisão preventiva de SÍLVIO PEREIRA DE AZEVEDO, empregado do pai do garoto seqüestrado há seis anos, CARLINHOS. PETROBRÁS bate recorde de produção, com 189 mil barris diários. Em PETRÓPOLIS cai o viaduto SANTA RITA (exatamente há oito anos após a queda do viaduto PAULO DE FRONTIN). Começa a decisão da Reforma Partidária, no Congresso Nacional. Leio RUBENS TEIXEIRA SCAVONE: “FLORES PARA UMA TERRESTRE” – “ESPECIALMENTE QUANDO SOPRA OUTUBRO”.     
  28 a. das seguintes anotações: na manhã desta sexta-feira - 20 de novembro de 1987 - entrego quatro cópias de minha monografia no CAES. Sou o primeiro a fazer isso. Encontro o TENENTE-CORONEL PM JOÃO NIKOLUK. Ele também terminou sua monografia. Está com problemas com um filho, que no mês passado machucou a própria irmã, que chegou a perder o baço. Converso com o CAPITÃO PM PIMENTA e TENENTE PM MEYER. Fico sabendo que minha exposição oral da monografia está marcada para o dia 9 de dezembro no Auditório do Centro Odontológico.
Na tarde, visito minha mãe. Dona ALICE está bem. Ontem ela completou 79 anos de idade.
LUCINDA obtém alta do Hospital CARLOS CHAGAS e regressa ao nosso lar. Acaba um sofrimento de vários dias, onde o perigo de perder uma perna foi latente e ela se apegou a Nossa Senhora Aparecida para que se restabelecesse. Fez uma promessa de levar uma perna até APARECIDA DO NORTE tão logo tenha condições.
A policia espanhola, numa ação de surpresa, libertou a menina MELODIE, de 5 anos, que foi seqüestrada dia 9 e estava num apartamento, em CADIZ. Os cinco seqüestradores presos, três espanhóis e dois franceses, são todos conhecidos da INTERPOL.
FROTA NETO assumiu ontem a Presidência da Empresa Brasileira de Notícias – EBN – na parte da manhã e, à noite, pediu demissão por entrar em choque com o ministro da Justiça, PAULO BROSSARD. Ficou 9 horas na Presidência.
Os investigadores PEDRO ISAURO DE QUADROS SALLES e JOSÉ ERNESTO AGUIRRE, do GAS, e acusados de extorsão de 25 milhões de cruzados, juntamente com dois delegados e dois investigadores, foram reconhecidos por dois guardas de segurança do Banco do Estado de GOIÁS.
  27 a. falece o escritor italiano LEONARDO SCIASCIA, em 20 de novembro de 1989.
  25 a. mais de 80 pessoas morrem no descarrilamento de um trem em TEHUACÁN, na maior tragédia ferroviária do MÉXICO, em 20 de novembro de 1991.
  24 a. do incêndio no CASTELO DE WINDSOR, na INGLATERRA, em 20 de novembro de 1992.
  24 a. falece o Cel. PM Ref.  MANOEL PEREIRA DA SILVA, em 20 de novembro de 1992.
  23 a. falece o. cineasta EMILE ARDOLINO, em 20 de novembro de 1993.
  23 a. da invasão da FAZENDA ANDALÚCIA, no município de NIOAQUE, em MATO GROSSO DO SUL, no dia 20 de novembro de 1993. Cerca de 400 famílias participaram da invasão. Foi a quarta vez em cinco meses que a propriedade, localizada a 210 km de CAMPO GRANDE, foi ocupada por SEM-TERRA. Durante duas horas, seis policiais militares que protegiam a área acompanharam a chegada de 18 caminhões e duas carretas que transportavam os colonos.
  22 a. Falecem o Ten. Cel. PM SÍLVIO RAYMUNDI e o Cabo MIRANDI PEREIRA GALVÃO, em 20 de novembro de 1994.
  22 a. partido FORÇA ITÁLIA, do primeiro-ministro SÍLVIO BERLUSCONI é derrotado nas eleições em 242 municípios italianos, em 20 de novembro de 1994.
  22 a. assinado um acordo de paz em ANGOLA para acabar com a guerra civil do país, uma das piores do século XX, em 20 de novembro de 1994.
  21 a. da criação da OUVIDORIA DAS POLÍCIAS, em 20 de novembro de 1995.
  20 a. de minha visita à J. L., de propriedade de GUILHERME LEVENSTEIN, conselheiro do MMDC, em 20 de novembro de 1996.
  19 a. da POSSE OFICIAL do CORONEL CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, na PRESIDÊNCIA DO CONSELHO SUPREMO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Em 20 de novembro de 1997. Ele era COMANDANTE GERAL DA PMESP. De minhas memórias: “Às 9 horas, encontro o CAPITÃO PM ARRUDA na porta da Sociedade Veteranos de32-MMDC. Ele me aguarda para elaborar o roteiro de apresentação do CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, Cmt Geral da PMESP, presidente nato do CONSELHO SUPREMO, aos veteranos e conselheiros do MMDC. O CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES chega em seguida. Depois vêm SILVEIRA PEIXOTO – GERALDO FARIA MARCONDES – GERALDO PIRES DE OLIVEIRA (acompanhado de seu filho, FLÁVIO) – TEOBALDO DE FREITAS LEITÃO – JOSÉ SOARES MARINS – MANUEL DIAS DE OLIVEIRA – MAX BASILE- CORONEL Ref ARY CANAVÓ – CORONEL PM GUIMARÃES – CORONEL PM RENALDO – CORONEL PM ROBERTO LEMES e outros. Passa um pouco das 10 horas quando chega o Cmt Geral, CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO. O CORONEL VALDIR SUZANO está em sua companhia. Constituída a Mesa de Trabalhos, o Sr MARCONDES saúda o Presidente do CONSELHO SUPREMO de acordo com um roteiro que eu lhe fiz. O Cmt Geral, como presidente do Conselho, empossa o seu vice-presidente, CORONEL PM ROBERTO LEMES DA SILVA e o seu Secretário, CORONEL PM GUIMARÃES. Em seguida, faz breve discurso. Encerra-se a reunião. Conversamos durante alguns minutos. O Sr MARCONDES quer uma nova reunião do Conselho para expor a precária situação financeira do MMDC. O Sr PIRES está se recuperando bem da operação sofrida em agosto. Quer ele retornar ao MMDC. Às 11:30 horas, os conselheiros se despedem. No MMDS, aonde chego logo após, fico sabendo que o PASSOS e ALZENIR estão dando uma aula numa firma da Rua 24 de Maio. Mais tarde, fico sabendo que CIDO e FRANCISCO deixaram a OPERAÇÃO OSÓRIO praticamente desativada. Comenta-se o caso do assalto ao apartamento da mulher do Deputado Estadual ERASMO DIAS, ontem à noite. O deputado saía do apartamento da procuradora federal aposentada JEANETE TAMARA PRAUDE, de 52 anos, que vive com uma empregada e as duas filhas, de 12 e 14 anos, no prédio número 177 da ALAMEDA JOAQUIM EUGÊNIO DE LIMA. Os detalhes dessa ocorrência estão numa reportagem do JORNAL DA TARDE. Outro assunto também colecionado neste diário é a tentativa de assalto que sofreu JOÃO PAULO, filho do empresário ABÍLIO DINIZ. Em casa, percebo os trabalhos que JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA vem executando sobre a laje de nossa casa. Sem dinheiro, aguardando a entrada de algum numerário para adquirir material, não é fácil fazer a construção do quarto, cozinha e banheiro para a MARLENE e ele. Lembro também que a construção no terreno da mãe da FÁTIMA vai para mais de quatro anos. MARLENE já está com 40 anos e o JOÃO com 41. Ambos lutam para se estabelecerem. As dificuldades são muitas. Com isso, todos nós estamos envelhecendo. LUCINDA acaba de completar sessenta anos e ainda não viu seus filhos realizados. Se não bastasse essa situação, há também o PAULO CÉSAR. Com dezessete anos, o rapazinho não tem futuro. Não terminou os seus estudos da primeira série. Sua vida é jogar bola e andar em diversões com os colegas. Parece que agora está namorando. Há até o perigo de sua avó ser conduzida a mais um grau de parentesco: bisavó. A má educação e o desleixo no encaminhamento do neto deixam LUCINDA apavorada com o futuro do PAULO CÉSAR”.
  19 a. da inauguração da 1a.COMPANHIA do 7o. BPMM no parque que fica na confluência das Ruas SILVEIRA MARTINS e CARMO, vizinha do POUPA TEMPO CENTRO, em 20 de novembro de 1997.
  18 a. das anotações de 20 de novembro de 1998: logo cedo, nesta sexta-feira, acompanho o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR no seu carro, quando ele vai levar a FÁTIMA à estação TIRADENTES – METRÔ. É que combinara um encontro com o CORONEL ARY CANAVÓ no 1º BPChq às 8:30 horas. Visito o CAES, onde fui comandante. Ali encontro os capitães do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Entre eles: CAPITÃO PM ALFREDO DONIZETTI COLUCCI, do CPA/I-8 – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Trabalhou comigo no ano de 1991, quando comandei o CPA/I-8. É capitão de 25 de agosto de 1990. Outros: CAPITÃO PM JOSÉ MARCELINO TEODORO NETO – HUMBERTO FORÊNCIO MACAMBIRA – VALDEMIR JOSÉ PAVESI – JOÃO DE ARRUDA COUTINHO FILHO.
No 1º BPChq, enquanto aguardo a chegada do CORONEL CANAVÓ, converso com o atual comandante TENENTE-CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, que trabalhou comigo no CPChq dos anos 1980. Tudo está certo para a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para o estandarte do batalhão na festa dos seus 107 anos, em 1º de dezembro. Chegando o CORONEL CANAVÓ, vamos para o CPA/M-4. O atual comandante é o CORONEL PM PAULO RÉGIS SALGADO. Recordo-me que ali comandei desde 8 de dezembro de 1989 até 17 de dezembro de 1990. A solenidade de entrega das Medalhas CRUZ DE SANGUE para familiares de PMs falecidos em serviço, bem como aos feridos, realiza-se de maneira eloqüente. A APMBB forma uma companhia de cadetes para o ato. Já no seu ocaso, desacreditado á muito tempo no cargo, o Secretário de Segurança Pública, JOSÉ AFONSO DA SILVA, preside a solenidade.
Presença maciça de oficiais liderados pelo Comandante Geral, CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO: Coronéis RENALDO ALVES DA SILVA, ANTÔNIO CHIARI, MÁXIMO MONTEIRO DOS SANTOS FRANÇA FILHO, MASCARENHAS, LELCES, RUFINO, RENATO LUIZ FERNANDES, VALDIR SUZANO, GUIMARÃES, OLDECIR, RODRIGUES, BONONI (SubCmt PM), BERNARDO DE ALMEIDA, TURESSI, GÉRSON REZENDE, SOARES DE AZEVEDO, PAULO RÉGIS SALGADO (Cmt do CPA/M-4), JOÃO ROBERTO DA FONSECA, JOSÉ VASCONCELLOS FILHO. TENENTES-CORONÉIS LUIZ NAKAHARADA, LUIZ CARLOS NUNES, NELSON CAPELINE VENDITTIS (atual comandante do 2º BPMM), OLINTO NETO BUENO, SALMON SOUZA RIBEIRO, CAPITÃO PM NEWTON DE PAULA CAMPOS, MAJOR PM MARQUES, CORONEL PM Res NEWTON ANTÔNIO MACHADO e muitos outros, inclusive velhos oficiais dos tempos que comandei essa área. Também estão presentes: CORONEL PM Ref TENÓRIO e seu filho TENENTE PM HÉLIO – CORONEL PM JUIZ ANTÔNIO AUGUSTO NEVES – DEPUTADO ESTADUAL CELSO TANAUI. Em cadeira de rodas, o TENENTE PM PINATTI e sua esposa dona DIVA, concentram as atenções do público. Outros PMs conhecidos do choque, da área Centro e da área leste também recebem sua medalhas CRUZ DE SANGUE.
Após a solenidade, o CORONEL CANAVÓ traz-me até o MMDS. Já são quase 12 horas. CARMELO faz um relato da parte de segurança. Na tarde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, acertamos algumas certidões. Confecciono uma carta de agradecimento aos conselheiros pela ajuda neste ano de 1998 e os convido para a preparação do último ano do milênio, quando teremos eleição no MMDC no mês de abril. Todos os conselheiros, segundo o Estatuto, poderão se candidatar ao cargo de Presidente. Ainda não surgiram nomes, a não ser o do Ministro GÚALTER GODINHO, indicado pelo Senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Após um dia cansativo, retorno a GUARULHOS às 17 horas.        
  18 a. falece o coletor federal aposentado LUIZ ANTONIO BASILE, em ITAPETININGA, aos 89 anos, no dia 20 de novembro de 1998. Participou da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, combatendo naquela região.
  17- a. da cremação do corpo do dramaturgo PLÍNIO MARCOS, em 20 de novembro de 1999.
  17 a. falece AMINTORE FANFANI, seis vezes PRIMEIRO-MINISTRO da ITÁLIA, no dia 20 de novembro de 1999. Foi seis vezes primeiro-ministro da ITÁLIA e ex-presidente da Assembléia Geral das Nações Unidas. Estava com 91 anos. Morreu em sua casa, em ROMA, vítima de uma crise respiratória. Ele havia retornado no mesmo dia do hospital em que havia sido internado por problemas cardíacos. Economista, professor, ministro diversas vezes e senador vitalício, FANFANI manteve sua influência por mais de meio século, apesar das turbulências típicas da política italiana. Seu primeiro mandato como 1º ministro, em 1954, durou apenas doze dias.
Outras anotações neste sábado: é um sábado de recordações na biblioteca. O trabalho mental começara com a leitura dos jornais FOLHA DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE, DIÁRIO POPULAR e AGORA.
Faço um passeio pelo tempo ao reler os dias 15 a 30 de novembro de 1975 a 1982.
Ontem, às 23 horas, por tentar desarmar um assaltante, o PM ALOÍSIO ANTÔNIO GONÇALVES, de 46 anos, foi assassinado na garagem de sua casa, na Rua GABRIELE MARTINEGRO, no JARDIM AUGUSTO, zona leste. Seu filho GABRIEL, de 11 anos, recebeu uma coronhada na cabeça por ter dado um tapa na arma do bandido quando viu o pai ferido.
O presidente americano BILL CLINTON, e a filha CHELSEA fizeram um giro pela ACRÓPOLIS, na GRÉCIA. Seguiu para FLORENÇA, na ITÁLIA, onde amanhã se encontra com FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Música e homenagens de fãs, amigos e parentes marcaram o velório do dramaturgo PLÍNIO MARCOS. O corpo foi levado, em carro aberto do Corpo de Bombeiros, para o crematório de VILA ALPINA.
INTERNACIONAL x GRÊMIO, o clássico gaúcho GRExNAL ficou em 1 a 1 na segunda fase da seletiva da LIBERTADORES DO ANO 2000. 
 
ACONTECEU EM 20 DE NOVEMBRO DE 2000 : -     SÁBADO
COMPARECEM NA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC os conselheiros MINISTRO GUÁLTER GODINHO e PAULO BOMFIM para uma reunião com o PRESIDENTE, GERALDO FARIA MARCONDES. Trata-se do CASO REGINA. Eles acertam os detalhes para uma reunião com o COMANDANTE GERAL, Cel. RUI CÉSAR MELO, na quarta-feira, dia 22. O CORONEL ANTÔNIO CARLOS MENDES tem uma reunião no MMDC com o Prof. EGBERTO MAIA LUZ.

ALBERTO FUJIMORI RENUNCIA A PRESIDÊNCIA DO PERU. Ele se encontra no JAPÃO e não pretende retornar tão cedo ao seu país.

ACONTECEU EM 20 DE NOVEMBRO DE 2001 : -    SEGUNDA-FEIRA
UM DIA DE FÚRIA, COM MICHAEL DOUGLAS.
ESTAÇÃO METRÔ-SÉ: - painéis da exposição TEMPO DE OLHAR. Esculturas da exposição MÃOS NEGRAS e OLIMPO NEGRO, da pintora MALEMA.
Quando chego na PRAÇA DA SÉ estamos com 25 graus de temperatura. Às 11:30 horas estou presidindo a reunião dos integrantes do MMDS. Não se tocou na tal mini-operação apontada ontem pelo MARIO MARGARIDO. OREZ recebeu a missão de elaborar um relatório sobre as atividades de 2001. Pediu para deixar esse assunto para a semana que vem. Talvez lhe falte capacidade para concatenar as idéias. Dou-lhe alguns palpites.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC o VASCO mostra-me o site do MMDC, que está sendo organizado pelo senhor ROMEU CICCONI. Deverá estar no ar em 1º de janeiro de 2002 e, naturalmente, ajudará a divulgar a Revolução de 1932. Recebo vários telefonemas do senhor GERALDO FARIA MARCONDES e do senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. Ambos estão muito interessados com o envolvimento nosso nas Comemorações do 70º Aniversário do Movimento Constitucionalista.
O senhor MARCONDES esteve ontem a noite na Faculdade ALCÂNTARA MACHADO. Um grupo de alunos faz uma magnífica exposição sobre 32 com a ajuda do MAJOR PM ARRUDA. Durante algum tempo esses alunos vieram várias vezes na Sociedade colhendo subsídios para o trabalho.
O setor de pesquisa do MMDC está acéfalo. Com a saída de dona IRENE, vê-se que dona CÉLIA não pode fazer as pesquisas por falta absoluta de tempo. Muita gente tem nos procurado nesse sentido e nada podemos fazer.
Mantenho contato telefônico com o Diretor de Sistemas da PMESP, CORONEL PM MIQUELINI. Trata-se do MAURÍCIO e o tal programa de débito automático. Ele prometeu isso para ontem e não obtivemos resultado ainda. Parece incrível que uma coisa demore tantos meses para ser realizada. Com muito calor, retorno a GUARULHOS. 

A direção da FUNDAÇÃO CASPER LÍBERO deixa de publicar o jornal "A GAZETA ESPORTIVA", surgido em 1928, como suplemento semanal de "A GAZETA", que originou ainda a TV GAZETA, A GAZETA FM e a FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CÁSPER LÍBERO. O material que era publicado no jornal será veiculado no site www. gazetaesportiva.net.

ENCURRALADOS em KUNDUZ, última cidade que ainda controlam no norte do AFEGANISTÃO, milhares de membros do TALEBAN hesitavam entre as duas opções que lhes restam ante o cerco da ALIANÇA DO NORTE: render-se incondicionalmente ou enfrentar uma dura batalha. A ALIANÇA deu três dias de prazo para receber a rendição da milícia ali. Representantes do TALEBAN entraram em contato com autoridades da ONU em ISLAMABAD, no PAQUISTÃO, admitindo entregar-se em KUNDUZ com intermediação do organismo internacional. A ONU não aceitou a proposta. Os estrangeiros que lutam ao lado do TALEBAN, principalmente chechenos, árabes e paquistaneses, seguidores do terrorista saudita OSAMA BIN LADEN, resistem a qualquer acordo com a ALIANÇA DO NORTE.

O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO deixou o protocolo de lado ao receber a primeira-ministra da NOVA ZELÂNDIA, HELEN CLARK. Ele cumprimentou parte da comitiva usando o ritual dos índios neozelandeses maoris: as duas pessoas encostam os narizes e assim, segundo a tradição, trocam um sopro de vida. Depois de cumprimentar a primeira-ministra com um aperto de mão, FHC saudou dez índios com o cumprimento chamado "hongi". Os maoris representam 16% da população da NOVA ZELÂNDIA. 

BANCA SESSENTONA DEIXA O CHÁ: - Prefeitura remove a banca MINGRONE, uma das mais tradicionais do centro. Instalada nos anos 40 perto do Viaduto do CHÁ com a Rua LÍBERO BADARÓ, a banca de jornais da família MINGRONE foi retirada, de madrugada, pela Prefeitura.

REVOGADA PELA CORTE SUPREMA DA ARGENTINA a ordem de prisão preventiva domiciliar do ex-presidente CARLOS MENEM. Ele passou quase seis meses recluso na mansão que divide com a ex-miss Universo CECÍLIA BOLOCCO, com quem tinha sé casado pouco antes da prisão. Inocentado da acusação de colaborar com o contrabando de armas para a CROÁCIA e o EQUADOR no inicio dos anos 90, MENEM anunciou que será candidato a Presidência em 2 003. Seu ex-cunhado, EMIR YOMA, também foi absolvido.

ASSUMIU a SECRETARIA DE ESTADOS DOS DIREITOS HUMANOS o professor de ciência política e diretor do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, PAULO SÉRGIO PINHEIRO. Ele sucede no cargo o embaixador GILBERTO SABOIA.

2 002   :   -     TERÇA-FEIRA
Em todo o País, as entidades ligadas ao movimento negro comemoram hoje o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. A data foi instituída em 1978, escolhida pelo MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO para lembrar o dia da morte de ZUMBI DOS PALMARES, líder do maior quilombo criado no BRASIL, no século XVII, e que foi assassinado pelas forças leais à coroa portuguesa, em 20 de novembro de 1695. O fotógrafo RICARDO TELES lança hoje o livro “TERRAS DE PRETO – MOCAMBOS, QUILOMBOS: HISTÓRIAS DE NOVE COMUNIDADES NEGRAS RURAIS DO BRASIL”. No DIRECTV MUSIC HALL, à noite, haverá o show de comemoração ao DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Esta manhã é um pouco diferente da minha rotina. Saio de casa um pouco depois das 5 horas, no carro do JOÃO, aproveitando que ele está indo para o trabalho no CSM/AM. É que, depois de quase um ano, retorno ao INCOR para exames de sangue e de urina. Trata-se de um tratamento preventivo que faço com o doutor HENO, no controle à pressão alta. De metrô, desço na estação CLÍNICAS. Chego cedo no INCOR, mas, mesmo assim, pego a senha de número 37. Por volta das 8 horas já estou dispensado. Chegando cedo no MMDS, fico sabendo que CARBAIA foi dar algumas aulas no COLÉGIO SÃO PAULO. Não dá para fazer a reunião costumeira. AMÉRICO e RONALDO chegam muito tarde. É que a SELEÇÃO BRASILEIRA está jogando um amistoso com a CORÉIA DO SUL, em SEUL. Os oficiais interessam-se mais nesse jogo. O técnico ZAGALLO dirige a seleção pela última vez. Os jogadores tiveram um único treino e não houve condições de um melhor entrosamento. O jogo deveria terminar em 2 a 2, mas, aos 47 minutos, o juiz dá um pênalti a favor do BRASIL. RONALDINHO GAÚCHO cobra a penalidade e converte na vitória brasileira, dando um verdadeiro presente para a despedida de ZAGALLO.
O BRASIL jogou com: DIDA; CAFU (BELLETTI), LÚCIO, EDMILSON, ROBERTO CARLOS, GILBERTO SILVA, KLÉBERSON, ZÉ ROBERTO, RONALDO GAÚCHO, RONALDO e AMOROSO.
Marcaram: SEOL, aos 7 min; RONALDO, aos 16 min do primeiro tempo; AHN, aos 13; RONALDO aos 22 e RONALDINHO GAÚCHO, aos 48 minutos do segundo tempo. O último gol foi de pênalti.

Na tarde, ouço algumas “fofocas” das pessoas que querem ver a desgraça do Sr. MARCONDES. A “asa negra” da SOCIEDADE, REGINA CELENTANO, volta a perturbar. Procurou o MAJOR ARRUDA e envenenou o oficial com notícias que o PRESIDENTE DO MMDC perdeu em primeira instância um processo que ela move contra ele. Diz também que vai mandar uma carta (ou já mandou) para o CORONEL CELSO, querendo retornar à condição de CONSELHEIRA. Essa mulher não tem os miolos no lugar. Ninguém a quer na Sociedade e ela fica ciscando de vez em quando. O Sr. MARCONDES toma conhecimento de tudo isso. Ele telefona algumas vezes para o MMDC a respeito da reunião de Diretoria que teremos amanhã. As notícias referentes à REGINA me foram transmitidas, por telefone, pelo próprio MAJOR ARRUDA, que depois também telefonou para o Sr. MARCONDES.
A tarde é sufocante. Chegamos a 33 graus. O retorno para GUARULHOS não é nada bom.      

Por volta das 18:40 horas, recebo um telefonema nervoso do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Conta-me ele que o ROMEU CICCONE fez uma ligação para a NESTLÉ e disse que o contrato assinado pelo presidente do MMDC não tem valor porque o Sr. MARCONDES tem 90 anos e não pode assinar documentos. Isso deixa o presidente muito nervoso. Preciso acalmá-lo, pois não existe nada de concreto a não ser provocações do ROMEU. Teremos de ter muita paciência até que o CONSELHO SUPREMO volte a se reunir para que possamos tomar decisões definitivas quanto ao ROMEU. Mesmo assim, tudo isso deverá ser discutido na reunião da DIRETORIA EXECUTIVA amanhã.

A cidade viveu outro dia de conflitos. Além de mais violência na Rua 25 DE MARÇO, entre camelôs em protesto e policiais, espalhando o pânico entre lojistas e consumidores, e dos taxistas que seguem “acampados” em frente à Câmara dos Vereadores, outra confusão afetou a zona norte da capital: durante a manhã, dois ônibus URBANINHOS foram incendiados. Há suspeita de que os autores tenham sido perueiros ilegais. Na Avenida PAULISTA, à tarde, houve protesto de professores contra a política da Prefeitura para os servidores públicos.

Muita fumaça, terror, desespero, duas pessoas mortas e treze feridas. Esse foi o resultado trágico do incêndio que tomou conta de grande parte do prédio do BANCO ITAÚ, localizado à Rua ALFREDO PUJOL, 506, em SANTANA, na zona norte de São Paulo. O fogo durou mais de duas horas, mobilizou 80 bombeiros e parou o trânsito naquela região. As labaredas começaram no meio do segundo piso do edifício de sete andares, pouco antes das 15 horas. O fogo atingiu a temperatura de 900 graus centígrados e foram necessários mais de 54 mil litros de água para controlá-lo. O gerente MOISÉS SANTOS TAVARES morreu depois de uma parada cardiorrespiratória, em conseqüência de inalação excessiva de  fumaça. O mesmo aconteceu com o motorista JAIME CELESTINO FILHO, funcionário de uma empresa terceirizada. Ele chegou a ser reanimado no pronto socorro de SANTANA, mas não resistiu. Entre os feridos, havia dez pessoas que trabalhavam no banco – sendo uma gestante. Três bombeiros também sofreram ferimentos, como queimaduras e cortes provocados pela explosão dos vidros do segundo andar. A maioria das vítimas foi retirada do prédio pelas escadas de incêndio, com os olhos ardendo.
O CORONEL WÁGNER FERRARI, comandante do CORPO DE BOMBEIROS, disse que havia material de fácil combustão no segundo andar. “Era um grande depósito com fitas magnéticas e piso falso para guardar material do Centro de Processamento de Dados. Todas coisas que facilitam a propagação do fogo”, disse o coronel.
 
Os irmãos DANIEL e CRISTIAN CRAVINHOS DE PAULA E SILVA, acusados de assassinar MANFRED e MARÍSIA VON RICHTHOFEN, com o auxílio da filha do casal, SUZANE LOUISE, foram transferidos na madrugada, da carceragem do 77º Distrito Policial (SANTA CECÍLIA), na região central de São Paulo, para o CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA – CDP – do BELÉM, na zona leste. No DP, eles estavam na mesma cela. Os dois choraram ao saber que um ficaria separado do outro no novo presídio, onde deverão permanecer até o julgamento. A universitária SUZANE LOUISE, de 19 anos, foi transferida durante a noite. Ela deixou o 89º DISTRITO POLICIAL, no PORTAL DO MORUMBI, e chegou por volta das 23 horas à PENITENCIÁRIA FEMININA, no CARANDIRU.

Uma tropa com pelo menos 600 soldados do Exército ocupou ontem à noite a área do garimpo de SERRA PELADA, em CURIONÓPOLIS, no sudeste do PARÁ, para tentar evitar confronto e desarmar rivais de garimpeiros. O Exército deve permanecer na região até o final desta semana. O pedido de apoio militar foi feito pelo telefone pelo governador do Estado, ALMIR GABRIEL, no dia 17 de novembro, diretamente ao presidente da República FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.  Três grupos rivais de garimpeiros disputam o comando da COOPERATIVA DOS GARIMPEIROS DE SERRA PELADA e, com isso, o direito de explorar cem hectares de terra que foram liberados para a extração de ouro por meio de um decreto legislativo do CONGRESSO NACIONAL, há cerca de três meses.

Ao renunciar do cargo de PREFEITO DE RIBEIRÃO PRETO, hoje, o médico ANTÔNIO PALOCCI FILHO, coordenador da equipe de transição do presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, disse que poderá assumir o MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO  a partir de janeiro de 2003. PALOCCI é o principal interlocutor do PT com banqueiros e grandes empresários.

Quase 300 quilômetros da costa da ESPANHA foram atingidos pelo óleo que vazou do navio – tanque PRESTIGE, que afundou no dia 19, com 77 mil toneladas de combustível. Uma segunda parte de óleo ameaça chegar nos próximos dias às praias da GALÍCIA, levada pelos ventos fortes que formam ondas de cerca de cinco metros.

O anatomista alemão GUNTHER VON HAGENS fez a autópsia de um corpo diante de 500 espectadores numa galeria de arte de LONDRES. Ele é o criador de uma exposição que mostra partes do corpo humano dissecado.
 
2 003   :  -    QUINTA-FEIRA
No DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA a TV CULTURA coloca no ar uma programação inédita. A série MESTRES DA LITERATURA conta a trajetória do romancista MACHADO DE ASSIS, com destaques de sua vida e obra. Os africanos que vieram para o BRASIL como escravos na época da colonização são temas do programa DOS GRILHÕES AO QUILOMBO (inédito), da série 500 ANOS – O BRASIL COLÔNIA NA TV. Para fechar a programação comemorativa, a TV CULTURA mostra na faixa JAZZ & CIA, o musical GRANDES MESTRES NEGROS DO JAZZ, com apresentações de DIZZY GILLESPIE, ETTA JAMES, CHAMPION JACK DUPREE e PAULO MOURA (isso no sábado dia 22 de novembro).

Temperatura alta, congestionamento no trânsito, são ingredientes para começar uma data não muito boa. Passo pela AORPM. Vou buscar um disquete que usei ontem para passar uma mensagem para minha mãe. Ali encontro intensa movimentação. É que a campanha eleitoral vai criando cada vez mais fôlego. Converso com o Coronel THESEO, candidato a presidente do Conselho Fiscal da CHAPA DOIS. Assino um diploma de sócio honorário para o tenente JOÃO PESSOA DA FONSECA, “post-mortem”. Presidi uma Assembléia Geral que deu esse diploma a um dos mais queridos tenentes da diretoria da AORPM. Também encontro muitos conhecidos, inclusive o CAPITÃO SALDANHA 90 (no dia 14 de dezembro ele completará 90 anos).
O Cel MENDES reúne-se com o GENERAL BUENO, Sr. MARCONDES e CORONEL RENALDO para estudos que possam viabilizar patrocínio para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, sem dinheiro em caixa. O presidente quer uma reunião de Diretoria em 10 de dezembro.
Por telefone, converso com a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, doutora NELLY CANDEIAS. Tem idéias muito boas para 2004, começando com a comemoração de 25 de janeiro, quando SÃO PAULO completará 450 anos. Troca informações comigo e sugiro que no ano que vem se comemore a data de TOBIAS DE AGUIAR, um dos nomes mais importantes para SÃO PAULO, fundador da milícia paulista. Quer executar no dia 25 de janeiro uma “chuva de prata”, como aconteceu em 1954, nos quatrocentos anos da cidade.
Em casa, recebo hoje o cartão de boas festas do meu colega de turma, CORONEL ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA. Ele está antecipando o cartão porque dá a notícia de sua mudança para a ALAMEDA PERU, 134, no RESIDENCIAL ALPHAVILLE – BARUERI – a partir de dezembro. 

O cantor LEONARDO tem alta e pode ser indiciado por homicídio culposo. Ele dirigia o jipe que capotou na segunda-feira, dia 16, matando SEBASTIÃO ARANTES. O delegado aguarda a conclusão da perícia.

O MUSEU AFRO-BRASIL já tem seu lugar. Hoje, DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, ele foi oficialmente inaugurado, no Pavilhão MANUEL DA NÓBREGA, no PARQUE DO IBIRAPUERA. O prédio, que inicialmente pertencia à Prefeitura de SÃO PAULO, mas na gestão de LUIZ ERUNDINA foi cedido ao Estado em toca do PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS, volta agora a pertencer à Prefeitura para abrigar o museu dedicado à memória do negro. Hoje, o governador GERALDO ALCKMIN e a prefeita MARTA SUPLICY assinaram os documentos que firmaram a entrega do pavilhão para a cidade.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje, no discurso que marcou o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, que o BRASIL é uma “república branca” e responsabilizou a “inércia branca, que sempre comandou a vida política nacional”, pelo fato de apenas 36 dos 743 remanescentes de quilombos mapeados terem suas terras regularizadas 115 anos depois da abolição da escravatura.   O presidente também assinou três decretos: um deles cria o Conselho Nacional de Igualdade Racial. Um outro determina a regularização das terras dos remanescentes de quilombos. E o terceiro lança a política de igualdade racial. A solenidade de assinatura foi realizada na SERRA DA BARRIGA, em ALAGOAS.

A força-tarefa que investiga a pirataria realizou hoje uma devassa em dois shoppings do empresário chinês LAW DIN CHONG na região da Rua 25 de março, centro da Capital. A operação policial começou de madrugada. Foram apreendidos oito caminhões de mercadorias falsificadas. A devassa foi comandada pelos parlamentares que compõem a CPI DA PIRATARIA da Câmara dos Deputados e contou com a colaboração de promotores, agentes da Polícia Federal e da Guarda Civil Metropolitana e fiscais da Receita Federal. No escritório do empresário, os agentes encontraram dólares, documentos e agendas com nomes e telefones de policiais civis e federais. Amanhã a força-tarefa vai realizar novas buscas. LAW KIN CHONG, que está em liberdade, é acusado pela CPI de ser um dos maiores contrabandistas do País.

Uma viatura da 2ª Companhia do 23º BPMM teve a lataria perfurada por tiros na Zona Oeste de SÃO PAULO, hoje de madrugada. Cinco homens, em dois veículos, atiraram contra o carro policial na Rua Doutor MOISÉS KAUFFMANN, no PARQUE INDUSTRIAL TOMÁS ÉDSON. Um dos carros usados pelos bandidos, um AUDI A-3, foi abandonado na Rua ADO BENATTI, na ÁGUA BRANCA. No veículo foram encontradas uma pistola calibre 7,65 e duas bombas artesanais.

O empresário JOAQUIM FIGUEIREDO DIAS, de 81 anos, dono da Viação ITAÍM PAULISTA, antiga VIAÇÃO JUREMA, foi libertado pela Polícia Militar na madrugada, após passar 53 dias em um cativeiro numa favela no CAPÃO REDONDO, zona sul de SÃO PAULO. Maltratado pelos bandidos e debilitado, o empresário de emocionou ao ver os policiais. “Graças a DEUS, chegaram os meus heróis”, disse. O desempregado LEONARDO JOSÉ PEREIRA, de 20 anos, que saiu em fevereiro da FEBEM, após ficar três anos internado por assalto, vigiava a vítima. Ele morreu durante tiroteio com a PM. As condições desumanas do cativeiro impressionaram os policiais. Segundo o TENENTE-CORONEL IZIDRO SUITA MARTINEZ, do 1 º BPMM, DIAS ficou todo o tempo no cativeiro com as pernas acorrentadas em um botijão de gás. As mãos ficaram sempre amarradas para trás. “Quando foi resgatado, estava há três dias sem comer”.

O jornalista EWALDO DANTAS FERREIRA relançou nesta noite, na CÂMARA MUNICIPAL, seu livro O DEPOIMENTO DO SS ALTMANN=BARBIE, publicado numa série de reportagens pelo ESTADO e JORNAL DA TARDE, em 1972. Amigos e colegas de DANTAS, entre os quais RUY MESQUITA, diretor do ESTADO, lembraram o papel da imprensa na redemocratização do País.

Uma briga entre o presidente do PFL, senador JORGE BORNHAUSEN, e o senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES atingiu a temperatura máxima. Hoje, em reunião tensa da comissão executiva nacional, em que os dois sequer chegaram a se encontrar, BORNHAUSEN entrou com representação contra ACM, pedindo sua expulsão do partido por tê-lo acusado de “roubar” recursos do caixa do PFL. Para deixar a executiva à vontade, BORNHAUSEN licenciou-se da presidência por 30 dias e passou o posto ao vice e amigo, senador JOSÉ JORGE. E avisou que a reconciliação só virá se ACM fizer retratação pública e por escrito.

As televisões em todo o mundo divulgaram hoje uma cena difícil de acreditar. MICHAEL JACKSON, o “Rei do Pop”, um dos maiores artistas da história, caminhando algemado e escoltado a uma delegacia de polícia. O cantor de 45 anos se entregou por volta das 18 horas (hora de BRASÍLIA) às autoridades de SANTA BÁRBARA, na CALIFÓRNIA, após ser indiciado por abuso sexual infantil. O cantor – que estava em LAS VEGAS, no Estado de NEVADA, para a gravação de um videoclipe - chegou ao aeroporto em seu avião particular e foi levado pelos policiais a uma van. A medida foi tomada para evitar que a imprensa registrasse o momento da rendição. De lá, seguiu em um comboio para a delegacia.
 
Dois violentos atentados suicidas atingiram hoje, quase ao mesmo tempo, dois alvos britânicos, o consulado e o prédio do banco HSBC, em ISTAMBUL, na TURQUIA. Pelo menos 27 pessoas morreram – entre elas o cônsul britânico ROGER SHORT – mais de 400 ficaram feridas e os extensos cenários de destruição lembravam os efeitos de um terremoto. Os ataques terroristas ocorreram cinco dias depois de dois carros-bomba explodirem quase simultaneamente em frente a duas sinagogas em ISTAMBUL, matando pelo menos 25 pessoas e ferindo mais de 200. Como na semana passada, os atentados de hoje foram atribuídos à rede terrorista AL QAEDA. Quatorze dos mortos seriam britânicos. A torre de 15 andares do HSBC fica na principal avenida de LEVENT, bairro de classe média alta, perto de lojas e restaurantes. A explosão abriu uma cratera e derrubou uma parede externa do prédio. O banco fechou todas as suas agências na TURQUIA por motivo de segurança e instituições   americanas fizeram o mesmo. A agência de notícias ANATOLIA recebeu um telefonema em que a AL QAEDA e uma divisão da rede terrorista FRENTE DOS COMBATENTES ISLÂMICOS DO GRANDE ORIENTE, assumiam a autoria. Os alvos dos terroristas indicaram que os ataques aparentemente foram programados para serem executados durante a visita do presidente GEORGE W. BUSH, a seu principal aliado na guerra contra o terrorismo, o premier britânico TONY BLAIR.
Os britânicos também protestaram contra BUSH. Cerca de 150 mil pessoas concentradas na Praça TRAFALGAR, em LONDRES, assistiram ao momento mais aguardado de um gigantesco protesto contra o presidente BUSH. Em uma referência a um dos momentos mais marcantes da vitória das tropas americanas sobre o regime de SADDAM HUSSEIN, os manifestantes derrubaram, com a ajuda de cordas, uma estátua de BUSH, preparada para a ocasião. A destruição da estátua de SADDAM, em BAGDÁ, em abril, tornou-se um dos episódios mais emblemáticos da guerra.

LORIS AZZARO, o estilista que vestiu RAQUEL WELCH e SOPHIA LOREN, morreu hoje de câncer, aos 70 anos, em PARIS. Ficou famoso por seus perfumes, como AZZARO, OH LALA, CHROME e ACTEUR, alguns deles na lista dos mais vendidos há mais de três décadas. AZZARO abandonou a carreira acadêmica em meados da década de 60 e desembarcou no mundo fashion, onde ficou conhecido pelo estilo bem-humorado das suas roupas para festas.
Filho de pais italianos, LORIS AZZARO nasceu em TÚNIS, TUNÍSIA, em 1933, estudou ciência política e letras em TOULOUSE, na FRANÇA, e deu aulas de italiano. Foi para PARIS em 1962 e três anos depois entrou para o mundo da moda, de início trabalhando apenas com acessórios.

INTERNADO o músico ISAAC HANSON, de 23 anos, o mais velho do grupo pop HANSON, com um coágulo numa veia do braço direito. Suspeita-se que o problema decorra do excesso de ISAAC na prática da guitarra. O trio é formado pelos irmãos ISAAC, TAYLOR e ZAC.

LEILOADO por 469 mil e 200 dólares o primeiro violão do ex-beatle GEORGE HARRISON. O instrumento foi um presente do pai de HARRISON, que o comprou por cerca de seis dólares, quando o cantor ainda era menino. De acordo com um depoimento do músico, morto em 2001, o violão é “pequeno e horrível”. Em LONDRES.
 
ASSSISTO no SBT o filme POSSUÍDOS, de 1998, dirigido por GREGORY HOBLIT, com DENZEL WASHINGTON, JOHN GOODMAN, DONALD SUTHERLAND, EMBETH DAVIDZ, JAMES GANDOLFINI e ELIAS KOTEAS. Policial de FILADÉLFIA investiga uma série de crimes brutais e demora para perceber que pode estar lidando com forças sobrenaturais. DENZEL WASHINGTON é sempre uma presença poderosa na tela, mas o filme custa para engrenar e o desfecho não só está longe de ser convincente como subverte o próprio conceito do drama. Mesmo assim, o desenrolar da história agrada, com alguns sobressaltos, causados por uma força diabólica, que vem desde que um assassino foi executado pelos crimes que praticou, iguais o que vão acontecer após a sua execução, como se ele mesmo estivesse vivo. Difícil é acreditar no demônio que toma conta de simples transeuntes, transmitindo charadas que vão personificar o maligno em ação.

2 004   :   -   SÁBADO
Há 32 anos, comemora-se no BRASIL o 20 de novembro como DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Nessa data, em 1695, foi morto ZUMBI, um dos últimos líderes do QUILOMBO DOS PALMARES, em ALAGOAS. Seu nome se transformou num ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade. Faz tempo que o fato vem sendo lembrado com o intuito de ampliar o debate sobre questões seculares diretamente ligadas à parcela afro-brasileira da população, além de festejar sua história e riqueza cultural. No dia 9 de novembro foi lançado o Concurso Estadual de Literatura CAROLINA DE JESUS, para estimular autores a escreverem contos que reflitam a temática negra na sociedade brasileira. A mineira CAROLINA DE JESUS nasceu em SACRAMENTO, interior de MINAS GERAIS, em 1914. Neta de escravos ficou famosa quando publicou QUARTO DE DESPEJO, que reúne os diários de uma favelada negra, semi-analfabeta, que causou grande impacto no mundo literário. No dia 18, a OFICINA OSWALD DE ANDRADE apresentou sarau litero-musical em homenagem ao compositor ANGENOR DE OLIVEIRA, o CARTOLA (1908-1980). A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos está promovendo, no BRÁS, entre os dias 15 e 21, festival musical com gêneros de música negra, além de palestras e exposição. Ontem, no THEATRO SÃO PEDRO, foi mostrada a Antologia da Filarmônica Afro-brasileira. Fundado em 1998, em CAMPOS DO JORDÃO, o grupo tem cem integrantes. No concerto, obras de MOZART, spirituals e peças próprias. Hoje, a Filarmônica e o Quinteto em Preto e Branco apresentam clássicos da música brasileira e composições próprias. O MUSEU DA IMAGEM E DO SOM promove, de 23 a 28, o festival MULTIMÍDIA NEGRA, com exibição de curtas e longas-metragens em cinema e vídeo. Entre as atrações, o premiado FILHAS AO VENTO (JOEL ZITO), FAMÍLIA ALCÂNTARA (DANIEL SANTIAGO) e NARCISO RAP (JÉFERSON DE). Na categoria vídeo, os destaques são PRETO E BRANCO (CARLOS NADER) e PRETO X BRANCO (VÁGNER MORALES). Estão programadas, ainda, perfomances de DJs e mostras de fotografia.
No TEATRO SÉRGIO CARDOSO, nos dias 24 e 25, será encenado o espetáculo gastronômico CHEIRO DA FEIJOADA, de THOMAS BAKK, com direção e interpretação de ILÉA FERRAZ e percussão de RAFAEL DO VALE.
 
Na manhã desde sábado, depois de vários dias sem comunicação comigo, finalmente o Sr MARCONDES me telefona. Conta que ontem sua esposa, dona JÚLIA, seguiu viagem para ARAÇATUBA, onde permanecerá durante alguns dias, sob os cuidados de sua filha, que é médica. Diz o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC que agora poderá se dedicar um pouco mais ao MMDC e quer saber como as coisas estão indo. Parece que ele estaria alheio aos acontecimentos da Sociedade, muito embora tenha lhe enviado a minuta de um documento que precisaria assinar para a realização da Assembléia Geral, no mês de dezembro. Explico-lhe que cabe a ele assinar o EDITAL DE CONVOCAÇÃO para a ASSEMBLÉIA GERAL que irá aprovar o novo Estatuto. Ele diz que esse EDITAL não lhe chegou às mãos e concorda em assiná-lo; marcamos a data de 17 de dezembro. Sugere o nome do ministro GUÁLTER GODINHO para presidir a ASSEMBLÉIA GERAL, mas precisa conversar com o mesmo. Falamos da necessidade de ter um relator para a exposição do novo Estatuto e ele acha que eu devo realizar esse papel. Diz também o Sr MARCONDES que novamente a juíza que cuida do processo do Monumento-Mausoléu embargou a obra. Esteve ele reunido com os advogados que cuidam de nossa defesa, nesta semana. A conversa do Sr MARCONDES foi longa e demonstra que ele quer dirigir a Sociedade até 2005. Nas eleições de abril do ano que vem precisam ser escolhidos os novos dirigentes, já no vigor no novo Estatuto: os presidentes da DIRETORIA EXECUTIVA, CONSELHO FISCAL e CONSELHO DELIBERATIVO. Fica ele de explicar ao ministro GUÁLTER GODINHO tudo isso, a fim de que ele tenha a participação efetiva nos novos destinos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Quanto indicar o CORONEL RENALDO para o cargo de vice-presidente da Diretoria Executiva, diz o Sr MARCONDES que a esposa do RENALDO, dona REGINA, lhe telefonou e pediu para que isso não se concretizasse, face atribuições outras de seu marido em outras instituições. Ficaria sem a figura do vice até o final de seu mandato, o que é algo arriscado, pois sua idade e também a situação de dona JÚLIA pode nos causar uma surpresa desagradável.
Leio nos jornais reportagens sobre o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, em todo o BRASIL. Há 309 anos, morria o maior líder do quilombo dos PALMARES, ZUMBI, assassinado pelo bando de DOMINGOS JORGE VELHO. Hoje, a cidade de SÃO PAULO presta uma homenagem ao líder negro, que tem como destinatários todos aqueles que já lutaram pela causa da igualdade racial em nosso País. Pela primeira vez, a metrópole celebra a data com feriado municipal, acompanhando cidades como RIO e SALVADOR, que já a incluíam em seus calendários oficiais.  Homenagear ZUMBI, desde 1995 inscrito no Panteão dos Heróis da Pátria, atenta-nos às conquistas da sociedade brasileira contra o racismo e nos faz querer lutar ainda mais contra o que nos falta. Desde a 3ª Conferência Mundial Contra o Racismo, a Xenofobia e as Formas Conexas de Intolerância, promovida pela ONU, em 2001, em DURBAN, na ÁFRICA DO SUL, admite-se, com cada vez mais intensidade, que as políticas sociais universais têm sido insuficientes para abarcar os efeitos perversos da discriminação racial, já que ignoram as desigualdades sociais existentes entre os grupos socialmente discriminados. Foi na SERRA DA BARRIGA, no Estado de ALAGOAS, que há exato um ano foi lançada a Política Nacional de Promoção da Igualdade Social – PNPIR – elaborada com base no conhecimento específico produzido pelos movimentos negros da sociedade nas três últimas décadas e que, desde então, tem proposto o rumo das políticas sociais para a plena inclusão. A CONFERÊNCIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, que ocorrerá de 11 a 13 de maio de 2005 tem como principal motivo a participação da sociedade social no compromisso de acabar com as injustiças que ainda acontecem no BRASIL, com relação ao negro. Como preparação para o encontro serão realizadas conferências estaduais e duas consultas específicas à população indígena e a comunidades quilombolas. Os sinais são evidentes. O BRASIL se fortalece hoje para o pagamento de uma dívida histórica.

 

Com oito meses de atraso, os 90 anos do líder negro ABDIAS NASCIMENTO (completados em 14 de março) são comemorados como ele merece. Em SÃO PAULO, o Arquivo do Estado promove hoje, a partir das 20 horas, integrando a série de comemorações do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, uma leitura dramática baseada em coletânea de textos teatrais de ABDIAS, intitulada TEATRO NEGRO PARA SEMPRE. Uma grande exposição de arte e fotografias, uma mostra de cinema e conferências sobre a questão racial ocupam o Arquivo Nacional, no RIO, desde a última segunda-feira, dia 15 de novembro, ocupando os dois andares da área de exposições do novo prédio. A exibição dos filmes começa na próxima segunda-feira, dia 22, com o seminal RIO 40 GRAUS, de NELSON PEREIRA DOS SANTOS, e passa por CHICO REI, de WÁLTER LIMA JÚNIOR, e CASTRO ALVES, de SÍLVIO TENDLER, sempre seguidos de debates com os diretores. Na quinta e sexta, haverá colóquios sobre ABDIAS NASCIMENTO e seu legado, com participação de militantes e estudiosos. O próprio ABDIAS se alegra de, aos 90 anos, apontar as mudanças ocorridas graças a sua militância. Ele já foi ator, artista plástico, político, dramaturgo e professor universitário, além de formando da primeira turma de economistas do BRASIL, em 1938. Para mim é a mesma coisa, até minha pintura é engajada. Nunca planejei nada, tudo aconteceu de acordo coma necessidade”, explica. “ainda falta muito para a cidadania plena do negro, pois a igualdade é balela, mas houve avanços. Até há pouco os governantes não eram a favor dos movimentos negros e a REDE GLOBO não teria protagonistas negros em suas novelas”. A militância começou na infância ao ver sua mãe, mulher de sapateiro, de fala mansa e convivência fácil, enfrentar um homem que maltratava um menino negro. Na adolescência, surpreendeu-se num desfile militar, onde só havia branco. De surpresa em surpresa, engajou-se na luta pelos direitos dos negros, não sem dificuldades. Foi excluído do Exército, preso em CARANDIRU (onde fez teatro com os presidiários) e, recém-saído da prisão, fundou no RIO o TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO, um divisor de águas na militância e nas artes cênicas. Se aqui demorou oito meses para a comemoração dos 90 anos de ABDIAS, pelo mundo afora as manifestações não pararam e chegou-se até a pensar em indicá-lo para o PRÊMIO NOBEL DA PAZ. “Aos 90 anos, o que comemoro é ter chegado a essa idade, pois se fosse pensar na minha origem, talvez não tivesse passado dos 18. Ainda há muito para lutar, mas avançamos muito nesses anos todos”. A mostra do RIO vai até o fim de janeiro de 2005.

Várias entidades comemoraram hoje o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. A data homenageia a memória de ZUMBI, o mais importante líder do quilombo dos PALMARES, assassinado em 1665. Em SÃO PAULO, a data foi, pela primeira vez, comemorada com um feriado. Vários eventos foram marcados, como a exposição BRASILEIRO, BRASILEIROS, no recém-inaugurado MUSEU AFRO-BRASIL DE SÃO PAULO, no PARQUE DO IBIRAPUERA. A Central Única dos Trabalhadores realizou a 4ª Marcha da Consciência Negra, do início da tarde até por volta das 20 horas. Outras cidades do interior e região metropolitana de SÃO PAULO também decretaram feriado municipal. CAMPINAS, PIRACICABA, LIMEIRA, HORTOLÂNDIA, RIBEIRÃO PIRES, AURIFLAMA, SANTA BÁRBARA D´OESTE, LEME, SANTO ANDRÉ e SUMARÉ formalizaram a data. No RIO DE JANEIRO, um dos locais que reuniu manifestações foi o monumento do ZUMBI, na avenida PRESIDENTE VARGAS, no centro. A data é comemorada no BRASIL desde 1978.

     

O PALMEIRAS perdeu hoje uma grande chance de entrar na briga pelo título do CAMPEONATO BRASILEIRO. Com 74 pontos, na quarta colocação, poderia pular para 77 e incomodar os líderes ATLÉTICO PR (78) e SANTOS (76). O adversário era o vice-lanterna GUARANI. O time não suportou essa responsabilidade e acabou derrotado por 2 a 0 no lotado PARQUE ANTÁRTICA. Outros resultados: FLUMINENSE 0 x FIGUEIRENSE 2; PARANÁ 1 x ATLÉTICO MINEIRO 0; VITÓRIA 2 x GRÊMIO 0.

 

O economista CELSO FURTADO morreu hoje em sua casa, aos 84 anos, vítima de colapso cardíaco. Segundo sua mulher, a jornalista ROSA FREIRE D´AGUIAR, entre 11 horas e 11:30 ele havia falado ao telefone e conversava com ela, quando faleceu. FURTADO foi eleito para a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS em 1997, para a vaga de DARCY RIBEIRO.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA decretou luto oficial de três dias e deverá comparecer amanhã ao enterro, que será no Mausoléu dos Imortais da ABL, no cemitério SÃO JOÃO BATISTA, no RIO.

Nascido em 1920, em POMBAL, na PARAÍBA, FURTADO formou-se em Direito no RIO e obteve o grau de doutor em Economia na Universidade de PARIS, em 1948, com uma tese sobre a economia colonial brasileira. No ano seguinte, integrou a recém-criada Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), órgão das Nações Unidas que viria a ser a única escola de pensamento econômico criada no Terceiro Mundo. Na segunda metade dos anos 1950, escreveu, na INGLATERRA, aquela que se tornaria uma obra clássica de análise da realidade brasileira: “FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL”, seu livro mais conhecido. Ele é considerado um dos principais pensadores do País e já foi indicado para o prêmio NOBEL DE ECONOMIA. Ícone da esquerda brasileira por suas idéias sobre o papel do Estado e o desenvolvimento econômico e social, foi também um dos fundadores da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em 1959. Em 1962, se tornou o primeiro ministro do Planejamento, instituído no governo JOÃO GOULART. Em SÃO PAULO, uma mistura de comoção, tristeza e constrangimento se abateu sobre as 150 pessoas que participavam da reunião do diretório nacional do PT, quando o senador ALOÍZIO MERCADANTE anunciou a morte de FURTADO. A reunião mal havia começado, quando MERCADANTE foi avisado, por celular, sobre a morte de CELSO FURTADO. Imediatamente, os petistas fizeram um minuto de silêncio. Além da tristeza pela perda de um dos principais ideólogos do partido – amigo do presidente LULA e companheiro de petistas que viveram no exílio em PARIS durante a ditadura – a notícia provocou um certo constrangimento. FURTADO foi um dos signatários do manifesto em favor da permanência de CARLOS LESSA na presidência do BNDES. Pouco antes de morrer, FURTADO mandara e-mail de solidariedade a LESSA. No RIO, LESSA disse que o BRASIL perdeu um brasileiro com B maiúsculo. Ele lembrou que FURTADO, mesmo tendo sucesso internacional, nunca deixou de ser um sertanejo. “Ele só deixou o CARIRI no último pau-de-arara. O CARIRI dele era o BRASIL. Um país que ele sonhava mais justo para todos os brasileiros!.    O presidente LULA recebeu com “enorme pesar e tristeza” a morte de CELSO FURTADO, que considerava uma referência, e decretou luto oficial de três dias no País, em homenagem ao economista. O ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO lamentou a morte do imortal CELSO FURTADO e afirmou que o economista foi um dos “grandes teóricos da AMÉRICA LATINA”.


O DIÁRIO OFICIAL deste sábado, 20 de novembro, está publicando a transferência para a reserva do comandante do 10º BPMM (SANTO ANDRÉ), TENENTE-CORONEL PM WILSON ROBERTO SILVEIRA, um dos oficiais mais antigos, nessa patente, no almanaque. Nasceu em 14 de junho de 1953. Entrou para a PMESP em 15 de maio de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 16 de abril de 1977. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1977; 1º Tenente – 25 de agosto de 1982; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1996; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2001.

REABRIU suas portas o MUSEU DE ARTE MODERNA DE NOVA YORK – MoMa – após uma reforma que durou dois anos e consumiu 425 milhões de dólares.

Com mais uma atuação impecável, ROGER FEDERER derrotou o russo MARAF SAFIN – que era apontado como seu maior rival, num jogo eletrizante no segundo set. Amanhã, às 19 horas (horário de BRASÍLIA), o suíço enfrenta LLEYTON HEWITT pelo bicampeonato do MASTERS CUP, em HOUSTON. FEDERER está irresistível. Mesmo diante de um adversário sempre perigoso, que bateu forte e variou o jogo, deixou claro o motivo de ser o número 1 do mundo. Com golpes invejáveis, de refinada técnica e muita habilidade não deu chance para o tenista russo tirá-lo do caminho do bicampeonato. Antes, na outra semifinal, HEWITT nocauteou ANDY RODDICK, anulando a principal arma do adversário, o saque poderoso, para conquistar sua vaga na decisão.

A capital iraquiana viveu hoje um dia de diversos ataques, tanto contra as forças de segurança quanto contra civis e funcionários do governo. Um atentado a bomba em uma estrada no oeste de BAGDÁ matou hoje três membros da GUARDA NACIONAL iraquiana. Outros dois oficiais das forças de segurança iraquianas morreram ao norte ao sul de BAGDÁ. “O CORONEL DE POLÍCIA AHMAD FARUK foi assassinado na localidade de HEB HEB, 25 km a oeste de BAQUBA”, a noroeste de BAGDÁ. Ainda hoje, foi encontrado o corpo degolado de um oficial da GUARDA NACIONAL iraquiana perto de KUT, a 175 km ao sul de BAGDÁ. O corpo seria do tenente ALI ABUD SALBUJ, seqüestrado na semana passada. Também em BAGDÁ, rebeldes atacaram hoje uma patrulha do Exército dos EUA, matando um soldado americano e ferindo outros nove. A patrulha foi alvo de um ataque coordenado, que incluiu bombas na estrada e granadas propelidas por foguete. Um suicida detonou um carro-bomba no centro de BAGDÁ, matando um civil iraquiano e ferindo outro. Homens mascarados atacaram a tiros em BAGDÁ um veículo que transportava quatro altos funcionários do Ministério de Serviços Públicos, matando três deles. Pelo menos nove iraquianos morreram e outros cinco ficaram feridos, hoje, em intensos combates entre as forças americanas e rebeldes no triângulo sunita de RAMADI. As forças dos EUA estavam revistando prédios em FALLUJAH, também no triângulo sunita, onde este mês foi lançada uma ofensiva militar contra extremistas ligados ao jordaniano ABU MUSAB AL-ZARQAWI. Soldados iraquianos e americanos mataram quinze supostos rebeldes e prenderam outros trinta em batidas contra uma mesquita e um café na cidade de MOSSUL, cerca de 400 km ao norte de BAGDÁ. Foram encontrados hoje os corpos de nove policiais iraquianos. Todos levaram um tiro na cabeça e sete foram decapitados.

A GLOBO apresenta “À PROVA DE BALAS”, filme de 1996. Direção de ERNEST DICKERSON, com DAMON WAYANS, ADAM SANDLER, JAMES CAAN, JAMES FARENTINO, JEEP SWENSON. Policial infiltra-se numa gangue com a ajuda de integrante do grupo, que não conhece sua verdadeira identidade. Quando o tira é descoberto e o chefão ordena que ambos sejam mortos, o herói trata de salvar o homem que o colocou em perigo. Ação em ritmo de comédia. Não poderia ser diferente, num filme que tem DAMON WAYANS e ADAM SANDLER. O diretor DICKERSON foi um grande fotógrafo, mas sua tentativa de inverter a fórmula de 48 horas, com a afro-americano WAYANS no papel de policial e SANDLER como o palhaço é um desastre. Mas ainda se salvam por causa da trama que leva a destruir toda a quadrilha.
16181Z218 /21321110214.
  
2 005  :  -   DOMINGO
Uma série de eventos – shows, protestos, exposições e atos ecumênicos – prometem agitar a cidade no DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, comemorado hoje. A data, no entanto, já está sendo celebrada desde o dia primeiro de novembro, nesta Capital. Há uma vasta programação cultural em várias regiões da cidade. Na Capital, é feriado desde 2004. A prefeita MARTA SUPLICY sancionou, no final de 2003, um projeto de lei que tornava 20 de novembro feriado municipal. A data foi escolhida pelo movimento negro, pois se trata do aniversário da morte de ZUMBI DOS PALMARES, o último líder do QUILOMBO DOS PALMARES – símbolo da resistência dos escravos africanos. Em CIDADE TIRADENTES, na zona leste, será comemorada a 6 ª KWANZAA – FESTA DO POVO NEGRO – das 10 às 22 horas, com discussões temáticas e shows musicais. Até o ano passado, a festa era feita na PRAÇA DA REPÚBLICA, no Centro. CIDADE TIRADENTES foi escolhida para realização do evento porque concentra 70% da população negra da cidade, segundo a organização do evento. A AFROBRAS, organização não-governamental ligada ao movimento negro, realiza às 20 horas, na SALA SÃO PAULO, a entrega do TROFÉU RAÇA NEGRA 2005. A terceira edição do prêmio conta com 15 categorias e terá a ex-Miss BRASIL DEISE NUNES como mestre de cerimônias e o show “SANDRA DE SÁ e LUIZ MELODIA CONVIDAM”. A novidade deste ano além das categorias tradicionais como ator/atriz, cantor/cantora, revelação e grupo musical é a “empresas” que, reconhecidamente, promovam a cidadania e os direitos humanos dos cidadãos. Os vencedores serão eleitos pela população através da internet. Entre as presenças confirmadas estão as atrizes ISABEL FILLARDIS e TAÍS ARAÚJO e a cantora ALCIONE. Às 9 horas, alunos, professores e coordenadores dos 184 núcleos de pré-vestibulares comunitários da EDUCAFRO estarão na PRAÇA DA SÉ, onde vão soltar um balão com carta à USP, reivindicando ações afirmativas e cotas para os afro-descendentes.    

Como faço todos os domingos, trato de minhas memórias. Imprimo os dias da semana que passou, organizando mais dois livros do ano de 2005 (09 a 12 e 13 a 16); faço a impressão dos dias 17 e 18 de novembro. CABO PM JOÃO está empenhado numa festa na casa do MÁRIO, que crismou hoje sua filha. Também há festa na casa de dona KÁTYA. O Senhor NELSON está completando mais um aniversário.
Além disso, leio “O ESTADÃO”, “DIÁRIO DE SÃO PAULO”, “AGORA” e “JORNAL DA TARDE”.
Na tarde, enquanto estou trabalhando no computador, assisto os principais lances do dramático empate entre CORINTHIANS e INTERNACIONAL, os dois pretendentes ao título do CAMPEONATO BRASILEIRO. Esse 1 a 1 não muda a situação dos candidatos. A diferença é de três pontos e o título poderá vir para o CORINTHIANS no próximo domingo. O árbitro MÁRCIO REZENDE DE FREITAS inverteu um lance capital – deixou de apitar um pênalti de FÁBIO COSTA em TINGA e ainda expulsou o meia do INTERNACIONAL. O CORINTHIANS, de ANTÔNIO LOPES, e o INTER, de MURICY RAMALHO, mostraram por que são as melhores equipes da SÉRIE A numa partida cheia de emoção e de alternativas táticas. O árbitro pediu desculpas depois do jogo, que não será esquecido pelo time gaúcho. Outros resultados: PONTE PRETA 2 x PALMEIRAS 6; ATLÉTICO PARANAENSE 2 x SÃO CAETANO 2; BOTAFOGO 2 x CRUZEIRO 1; VASCO 4 x PAYSANDU 0; PARANÁ 0 x  FLAMENGO 1; FORTALEZA 5 x FLUMINENSE 1; ATLÉTICO MG 1 x CORITIBA 0.

O nadador brasileiro KAIO MÁRCIO venceu a prova dos 100 metros borboleta na etapa australiana da COPA DO MUNDO DE PISCINA CURTA e conquistou sua terceira medalha de ouro na competição. No sábado, dia 19, ele já havia sido campeão nas disputas dos 50 metros e nos 200 metros borboleta.

No DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, a ONG AFROBRÁS premiou os negros mais destacados do BRASIL no último ano – como a ginasta DAIANE DOS SANTOS – e homenageou as personalidades que mais contribuíram para a valorização da identidade negra no País – incluindo o diretor do “ESTADO”, RUY MESQUITA. A terceira edição do TROFÉU RAÇA NEGRA foi entregue na SALA SÃO PAULO. Na categoria ESPORTE, o título coube à ginasta DAIANE DOS SANTOS. Na categoria HUMOR, quem levou foi HÉLIO DE LA PEÑA, humorista do programa CASSETA & PLANETA, da REDE GLOBO. Na categoria REVELAÇÃO – GRUPO MUSICAL, venceram os pagodeiros do GRUPO REVELAÇÃO. Além dos 12 ganhadores do TROFÉU RAÇA NEGRA, a AFROBRÁS homenageou 27 personalidades, que foram selecionadas por uma comissão formada por dez pessoas. Entre os homenageados, além de RUY MESQUITA, estão o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro ÉDSON VIDIGAL e o rabino HENRY SOBEL. Cerca de três mil pessoas lotaram o auditório da SALA SÃO PAULO, nesta noite, para o evento. Entre as personalidades presentes, destaque para o governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN; o presidente da Câmara dos Deputados, ALDO REBELO; a ex-prefeita de SÃO PAULO, MARTA SUPLICY e a sambista RUTH CARVALHO.

Entrou no ar hoje, ao meio-dia, o TV DA GENTE. O canal pertence ao apresentador NETINHO DE PAULA e é o primeiro da televisão brasileira assumidamente dirigido ao público da raça negra. O TV DA GENTE é transmitido para SÃO PAULO pelo canal 50, para FORTALEZA pelo canal 19 e para todo o País, via parabólica (BRASILSAT, B1 DIGITAL). Inicialmente, o canal terá seis horas de programação diária.

O delegado SÉRGIO LUDITZA, de 43 anos, titular do 8º Distrito Policial de OSASCO, foi baleado à queima-roupa por dois policiais-militares ao ser abordado durante uma averiguação de rotina, às 20:20 horas de ontem, na ESTRADA DA FAZENDINHA, em CARAPICUÍBA. A vítima foi operada e não corre risco de morte. A esposa do delegado conta que “Meu marido ficou o tempo inteiro lúcido e contou como foi a abordagem dos PMs”. Ao chegar próximo de sua residência e ter se abaixado para pegar um isqueiro caído no chão de seu GOL, o delegado foi abordado. Apesar de ter se identificado e ter saído do carro com as mãos erguidas, LUDITZA, que tem 20 anos de experiência, foi alvejado à queima-roupa por cinco ou seis disparos que o atingiram em uma das pernas, no abdômen, no ombro e no rosto. “Enquanto caia, ele continuou a gritar para os PMs pararem de atirar, pois era policial”, disse sua esposa. Ainda segundo a mulher, mesmo no solo o policial só foi socorrido após a chegada de uma segunda viatura. “Um dos PMs que o conhece há mais de dez anos, gritou para seus colegas que eles estavam loucos”. O delegado contou que só então foi “jogado” dentro da viatura pelos PMs, sem nenhum cuidado em relação a seus ferimentos, e levado a um pronto-socorro. Os policiais militares que atiraram já estão identificados. Será instaurado um inquérito para esclarecer o caso.

FALECEU o doutor CÉSAR MACHADO SCARTEZINI, hoje, aos 84 anos. Bacharel pela Turma de 1946 da Faculdade de Direito do Largo de SÃO FRANCISCO, exerceu diversas funções de relevo na Secretaria da Fazenda e no Governo do Estado, como as de juiz do Tribunal de Imposto e Taxas (seis mandatos) e subchefe da Casa Civil. O enterro realizou-se hoje mesmo, no Cemitério da Quarta Parada. A missa de sétimo dia será celebrada no dia 26 (sábado) na Paróquia NOSSA SENHORA DO CARMO, na RUA BRÁS CUBAS, 163, ACLIMAÇÃO.

Quando o cearense de CRATO, ROLDÃO DE OLIVEIRA CARVALHO, migrou para SÃO PAULO, em 1955, aos 21 anos, não imaginava que um dia se tornaria um dos maiores símbolos da esquerda de GUARULHOS, e esse dia foi 11 de março de 1981, quando assinou a ficha de filiação número 0001 do PARTIDO DOS TRABALHADORES. ROLDÃO, fundador e primeiro presidente do PT de GUARULHOS, morreu neste domingo, após passar 17 dias na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital BOM CLIMA, para onde foi levado após ser atropelado por uma moto na Avenida TIRADENTES, no BOM CLIMA, no dia 3 de novembro. Considerado um dos símbolos da luta pela justiça social e um espelho para a militância petista, ROLDÃO ganhou o título de “dinossauro do PT”; ex-candidato a vereador, foi um dos grandes líderes da política sindical, onde começou a atuar em 1956, na Laminação Nacional de Metais. Participante das greves de 1957 e 1963, da categoria, o velho comunista chegou a ser preso.

Gostando ou não do WINDOWS, não se conseguirá imaginar o mundo sem ele. Ao completar 20 anos de lançamento comercial hoje o sistema operacional da MICROSOFT ocupa posição central na vida de todo mundo e está em toda parte, de sistemas bancários a eletrodomésticos. Em números, a hegemonia do WINDOWS impressiona. Levantamento da empresa ONE STAT mostra que o sistema operacional está em 97,4% dos 770 milhões de PC em funcionamento no mundo – de acordo com dados da UNIÃO INTERNACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (ITU). É um tremendo sucesso, que transformou BILL GATES no homem mais rico do mundo. Mas, ao entrar na idade adulta, o WINDOWS nunca esteve tão ameaçado. A APPLE se prepara para lançar, em 2006, uma versão do seu sistema OSX, que tecnicamente é compatível com PCs comuns (não só com MACINTOSHES), o que pode deflagrar uma guerra sem precedentes pelo mercado de softwares.

O fantástico ano do suíço ROGER FEDERER – conquistou 11 títulos, entre eles dois GRAND SLAMS – terminou hoje com uma derrota dramática na final do MASTERS CUP DE XANGAI. Ao cair diante do argentino DAVID NALBADIAN em uma batalha de mais de 4:30 horas, o número 1 do mundo deixou escapar a chance de estabelecer marcas históricas e viu o fim de uma série de 35 vitórias consecutivas. A derrota do MASTERS, não defendendo os 750 pontos conquistados no ano passado, não abala a franca liderança de ROGER FEDERER no ranking mundial. Vai manter-se como número 1, com muita tranqüilidade.

Deu a lógica. Com 3 a 0, na madrugada, sobre a CORÉIA DO SUL, a seleção feminina de vôlei chegou ao título da COPA DO MUNDO DOS CAMPEÕES, no JAPÃO. A equipe dirigida por JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES venceu as cinco partidas que disputou e ainda faturou 300 mil dólares de premiação.   
    
Em sua terceira visita oficial à CHINA, GEORGE W. BUSH abordou temas polêmicos e cobrou mais liberdade política, religiosa e social no país comunista. Mas o que mais chamou atenção na viagem do presidente norte-americano foram seus momentos de descontração. Paramentado de short, tênis e capacete, ele se uniu a um grupo de ciclistas chineses para um passeio por PEQUIM, neste domingo. Descontraído, BUSH chegou a perguntar aos companheiros de pedalada como deveria dizer “peguem leve com o velhinho” em chinês.

O tenor JAMES KING, de 80 anos, morreu neste domingo, na FLÓRIDA, EUA, após um ataque do coração. Nasceu em KANSAS e por lá cantou em pequenas montagens e concertos amadores como barítono. No fim dos anos 1950, mudou de registro e passou a cantar como tenor. A estréia profissional veio em 1961, na ÓPERA DE SÃO FRANCISCO, cantando o papel de DON JOSÉ na CARMEN, de BIZET. Logo seguiu para a ITÁLIA onde fez sucesso em uma série de interpretações com CAVARADOSSI, na TOSCA. 

FALECEU, aos 45 anos, vítima de câncer no pulmão, o cantor CHRIS WHITLEY, precursor da música country alternativa. Em HOUSTON.

2 006   :    -    SEGUNDA-FEIRA          25   Q52184 A.
Cinco amigos de infância se reencontram, depois de muitos anos, após passar pelas alegrias e tristezas da vida. Por ironia do destino, todos se deram mal e acabam voltando para o ponto de partida, a cidade DEUS ME LIVRE, para tentar consertar o que deu errado ou simplesmente enfiar de vez o pé na jaca. O recomeço deles é o tema principal da novela “PÉ NA JACA”, de CARLOS LOMBARDI, que estréia hoje no lugar de “COBRAS & LAGARTOS”. A realidade que se mostra neste folhetim é a de SÃO PAULO. Os cinco amigos são: o corretor ARTHUR (MURILO BENÍCIO), a noviça ELIZABETH (DEBORAH SECCO), a modelo maluquinha MARIA (FERNANDA LIMA), o personal trainer que finge ser gay LANCE (MARCOS PASQUIM) e GUINEVERE (JULIANA PAES), uma faz-tudo da vida que apanha do marido.
Termina hoje a novela “CIDADÃO BRASILEIRO”. Um salto no tempo transportará a novela para a atualidade no seu último capítulo. ANTÔNIO MACIEL (GABRIEL BRAGA NUNES) surgirá com 80 anos, além de riquíssimo. Depois de levantar uma empresa falida, ele abrirá a “MACIEL EMPREENDIMENTOS E OBRAS S.A.” e colocará fim aos tempos de conquistador para viver com seu verdadeiro amor, LUÍZA (PALOMA DUARTE). CAROLINA (CARLA REGINA), que dedicou a vida ao empreendedor, ficará sozinha, assim como a trambiqueira FAUSTA (LUCÉLIA SANTOS). Já JOANA (CLEYDE YÁCONIS) vai comemorar seus 100 anos em grande estilo, ao receber um pedido de casamento feito por NESTOR (GRACINDO JÚNIOR).

Neste feriado, “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”, vou arrumar meus arquivos, ler os costumeiros jornais desta segunda-feira (grandes reportagens pelo título do CAMPEONATO BRASILEIRO levantado pelo SÃO PAULO), colocar em dia as minhas memórias.

NELSON está completando hoje 44 anos de idade. A família resolveu fazer um churrasco na casa da RENATA. Por volta das 14 horas, LUCINDA, MARLENE, JOÃO e eu vamos para esse lugar. Fica onde morava o falecido ZEZINHO, administrador dos bens de dona EMMA, proprietária das terras do JARDIM SANTA MARIA, transformadas em lotes, dos quais compramos um em 1974, das mãos do SPOLZINO. Era esse lugar onde íamos pagar as mensalidades das prestações do terreno onde atualmente moramos. Dona SORAYA, KÁTYA, PAULO CÉSAR, IAGO, SÉRGIO, NORMA e outros parentes e convidados fazem dessa tarde um momento de muita alegria. De maneira descontraída, onde até o JOÃO saiu do sério (colocando um fraldão e dançando), vamos passar algumas horas em comemoração ao aniversário do NELSON. 

O governador eleito JOSÉ SERRA anunciou hoje o nome de mais nove secretários de sua futura gestão. Ao manter o atual secretário da Administração Penitenciária, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, e confirmar RONALDO MARZAGÃO para a Secretaria de Segurança Pública, SERRA deixa evidente que procura uma integração mais fina entre as duas pastas. Na primeira onda de ataques promovida este ano pelo crime organizado, em maio, os titulares das duas secretarias tiveram desentendimentos que culminaram no afastamento do então chefe da Administração Penitenciária, NAGASHI FURUKAWA.
Sobre a linha das políticas de segurança que serão adotadas, o governador eleito preferiu repetir o discurso que usou durante a disputa eleitoral. “Será a linha do trabalho firme, duro contra o crime e respeitoso com os direitos humanos”, disse SERRA. “A opção não é linha mole ou linha dura. A opção é a linha correta. O doutor MARZAGÃO tem experiência para isso de diversos ângulos: da Polícia Militar, do serviço público na área de segurança e do lado de defensor de réus como advogado brilhante”, completou o tucano, fazendo menção ao currículo de MARZAGÃO.
Questionado sobre a falta de sintonia das duas secretaria e como pretende mantê-las em harmonia, SERRA deixou claro que vai ficar em cima dos seus comandados, com presença e participação ativa nos processos que os envolvam. Ele citou outro aspecto para deixar claro que as escolhas não foram dissociadas. “Eles são inclusive amigos pessoais. Foram colegas de turma na Polícia Militar e no Ministério Público”, afirmou ele sobre os passos em comum dos dois secretários.
No anúncio de hoje, SERRA manteve quatro secretários do atual governo: além de FERREIRA PINTO, MARIA LÚCIA VASCONCELOS (EDUCAÇÃO), ROGÉRIO AMATO (ASSISTÊNCIA SOCIAL) e LUIZ ROBERTO BARRADAS BARATA (SAÚDE). Foram confirmados os nomes de LUIZ ANTÔNIO MARREY (JUSTIÇA), ALOYSIO NUNES FERREIRA (CASA CIVIL) e FRANCISCO LUNA (PLANEJAMENTO). Além destes, o governador eleito confirmou o nome de JOSÉ LUIZ PORTELA (TRANSPORTES METROPOLITANOS).
SERRA disse que pretende resgatar uma prática da gestão do ex-governador FRANCO MONTORO na busca por sintonia: os conselhos temáticos de secretariados. “Teremos o conselho da área social; de política econômica, tanto quanto possa existir no âmbito do Estado; (conselho de) Infra-estrutura; o de justiça e segurança. Portanto, teremos uma integração regular”, declarou ele, que apontou o vice-governador eleito, ALBERTO GOLDMAN, como coordenador dos conselhos.
Na apresentação de hoje, SERRA não deixou os novos secretários falarem com a imprensa. “A idéia não é que eles dêem uma coletiva agora porque acaba virando improviso. A maioria tem de tomar pé da situação”, disse.

A atriz NAIR BELLO, de 75 anos, em seu décimo dia de internação, apresentou leve melhora no quadro clínico. Conforme boletim divulgado pela manhã no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, ela ainda permanecia em coma e respirando por aparelhos, mas agora sem depender de medicamentos para manter a pressão arterial estável. O comunicado médico frisava, no entanto, que seu quadro neurológico ainda continuava grave e inspirando cuidados intensivos.

EDÍLSON BUBA, de 34 anos, ex-integrante do “BIG BROTHER BRASIL 4”, morreu hoje de madrugada, em CURITIBA, vítima de câncer no abdômen. BUBA estava internado há 60 dias e deixou viúva DIRLIANE SIQUEIRA MATTGE BUBA. Acusado de tráfico de drogas, chegou a ser preso com comprimidos de ecstasy e maconha, mas nada foi provado contra o empresário, que sempre se declarou inocente. Após o episódio, criou a ONG “VIDA LIMPA, VIDA LIVRE”, dedicada à conscientização contra as drogas. BUBA posou para a revista GMAGAZINE em novembro do ano passado. O cachê foi doado para sua ONG.

O rompimento de cabos de fibra óptica necessários para o controle de tráfego aéreo, por causa de um temporal em CURITIBA, provocou um efeito-cascata que atrasou 651 vôos pelo País, pouco mais que metade do total de 1.270. Houve demora de até 10 horas e protestos de passageiros. No Aeroporto AFONSO PENA, no PARANÁ, cerca de 80 pessoas invadiram a pista por volta das 8 horas. Elas esperavam um avião que deveria ter pousado às 22 horas de domingo. Em CUMBICA, por volta das 3 horas, ao menos 200 passageiros começaram um protesto e vários deles relataram que um policial federal sacou uma arma para conter a revolta.      

Um professor de piano, de 31 anos, e sua aluna no conservatório musical do qual era um dos proprietários, de 13 anos, foram encontrados agonizando na manhã do domingo num motel de PORTO ALEGRE e morreram logo depois.
A polícia trabalha com a possibilidade de o professor ter matado a aluna e se suicidado, mas não afasta a hipótese de pacto de morte entre eles. Foram achadas no local duas armas, utilizadas para os disparos, e cartas supostamente escritas pelos dois explicando o ato em razão de contrariedade em família da jovem com o romance, que já durava meses. Os dois corpos foram enterrados hoje pela manhã na capital gaúcha. 

Vestido de preto e usando máscara, armado com fuzis e com um cinturão de explosivos preso ao corpo, um jovem de 18 anos invadiu hoje um colégio na cidade de EMSDETTEN, noroeste da ALEMANHA, e fez vários disparos a esmo, ferindo ao menos 27 pessoas antes de se suicidar.   A polícia identificou o agressor como SEBASTIAN BOSSE, ex-aluno da escola de ensino médio SCHOLL, onde ocorreu o ataque. O jovem deveria apresentar-se amanhã a um tribunal local, por violar regulamentações sobre porte e posse de armas.

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, GEORGE W. BUSH, fez hoje uma visita de seis horas à INDONÉSIA. BUSH cumprimentou o primeiro presidente diretamente eleito no país, SUSILO BAMBANG YUDHOYONO, e tentou dissipar a raiva no maior país islâmico do mundo por causa da presença americana no IRAQUE. Os manifestantes que protestavam contra a presença do líder americano não puderam se aproximar do palácio de BOGOR. BUSH disse que os protestos eram um bom sinal, pois demonstravam que a sociedade Indonésia era “saudável”.

O braço antiterrorismo da SCOTLAND YARD está investigando o caso do ex-agente russo ALEXANDER LITVINENKO, internado em condições críticas num hospital londrino depois de ter sido envenenado por tálio há cerca de um mês. LITVINENKO foi transferido hoje para a UTI após piora em seu estado de saúde. Ele é mantido sob forte escolta policial e, segundo médicos, tem apenas 50% de chances de sobreviver.
O envenenamento pode ter sido uma tentativa de queima de arquivo. Segundo o jornal inglês THE GUARDIAN, LITVINENKO estava investigando o assassinato da jornalista russa ANNA POLITKOVSKAYA, morta a tiros em seu apartamento em MOSCOU no mês passado, e teria recebido documentos que levariam aos nomes dos assassinos.
LITVINENKO deu entrada num hospital no começo do mês e foi transferido para outro após piora do quadro de saúde. Ele passou mal após almoçar num restaurante japonês com o italiano MÁRIO SCARAMELLA, que teria fornecido informações sobre os assassinos da jornalista russa. Mas, antes de ir para o restaurante, o ex-espião russo teria estado num hotel central de LONDRES, onde teve um rápido encontro para um chá com dois homens de MOSCOU – um deles era um ex-oficial da KGB que ele já conhecia e o outro era desconhecido. As informações foram dadas por ALEXANDER GOLDFARB, que ajudou LITVINENKO a procurar asilo na GRÃ-BRETANHA em 2000. O próprio LITVINENKO teria confirmado isso por telefone, já no hospital.

Agentes do FBI recuperaram em NEW JERSEY o quadro NIÑOS EM EL CARRETÓN (1778), de FRANCISCO GOYA, roubado em 8 de novembro na PENSILVÂNIA quando era transportado do Museu de Arte de TOLEDO (OHIO, EUA) ao GUGGENHEIM de NOVA YORK. A pintura, que possui seguro de 1,1 milhão de dólares e valor de mercado incalculável, foi recuperada graças a uma denúncia. A seguradora ofereceu 50 mil dólares por informações sobre a obra.

Um enfermeiro alemão foi condenado hoje a prisão perpétua por matar 28 pacientes com overdose de remédios. Ele declarou que agiu “por compaixão” e que queria “libertar” as pessoas de seus sofrimentos. Após nove meses de julgamento, a Justiça provincial de KEMPTEN, na BAVIERA (sul da ALEMANHA) julgou STEPHAN LETTER, de 28 anos de idade, responsável pela maior série de assassinatos da ALEMANHA desde a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.  

Faleceu um dos grandes mestres das telas, ROBERT ALTMAN, aos 81 anos (nasceu em 1925). Em uma das cenas de A ÚLTIMA NOITE, um personagem octogenário morre nos bastidores de um show de música country. Uma mulher bonita, que personifica o anjo da morte, comenta algo do tipo: “A morte de um homem de mais de 80 anos não é nada, não deve nem ser lamentada. O show continua”. E não é que o danado do ALTMAN estava sendo profético e falando dele mesmo neste que agora vai ficar para a história como seu derradeiro filme? ROBERT ALTMAN, o grande mestre do cinema americano, se foi nesta segunda-feira, com 81 anos bem vividos. Não é somente um modo de dizer. Com o desaparecimento de ALTMAN, chega ao fim uma trajetória de 55 anos de cinema, no qual atuou como diretor, produtor e roteirista. ALTMAN também recebeu este ano um OSCAR pela carreira, reconhecimento tardio da Academia, que nunca o havia premiado. Várias vezes ele quase havia chegado lá, mas sempre viu a estatueta escapar-lhe das mãos. Como diretor, foi indicado por MASH, NASHVILLE, O JOGADOR, SHORT CUTS e ASSASSINATO EM GOSFORD PARK. Além disso, NASHVILLE e GOSFORD PARK foram indicados para a estatueta de melhor filme. Nunca venceram. ALTMAN sentia que sua proposta de cinema não era lá muito adequado ao gosto médio da Academia. Comentou certa vez: “Na loja de HOLLYWOOD vendem sapatos e eu fabrico luvas”. Nenhum juízo de valor: são apenas produtos diferentes. O filme mais recente de ALTMAN foi um dos grandes sucessos deste ano da MOSTRAS DE CINEMA do RIO e de SÃO PAULO. Depois disso, A ÚLTIMA NOITE entrou em cartaz no circuito comercial. Em SÃO PAULO, a comédia musical sobre as últimas horas de transmissão de uma emissora de rádio está em cartaz com censura livre nos cines HSBC BELAS ARTES e INTERLAR ARICANDUVA. Vale a pena conferir como o filme, estrelado por MERYL STREEP, é todo voltado para o tema da despedida, tendo inclusive como personagem-chave um anjo em forma de mulher (VIRGÍNIA MADSEN). Principais filmes: OS DELINQÜENTES, THE JAMES DEAN STORY (1957); UNITED STATES MARSHALL (1959); POT AU FER, THE KATHERINE REED STORY (1965); NO ASSOMBROSO MUNDO DA LUA (1968); UMA MULHER DIFERENTE (1969); MASH, VOAR É COMO OS PÁSSAROS (1970); QUANDO OS HOMENS SÃO HOMENS (1971); THE LONG GOODBYE (1973); RENEGADOS ATÉ A ÚLTIMA RAJADA, JOGANDO COM A SORTE (1974); NASHVILLE (1975); OESTE SELVAGEM (1976); TRÊS MULHERES (1977); CERIMÔNIA DE CASAMENTO (1978); QUINTETO, A PERFECT COUPLE, POLÍTICA DO CORPO E SAÚDE (1979); POPEYE (1980); JAMES DEAN, O MITO SOBREVIVE (1982); O EXÉRCITO INÚTIL (1983); Q.C. & STIGGS, SECRET HONOR (1984); LOUCO DE AMOR (1985); ALÉM DA TERAPIA, ARIA (1987); VAN GOGH – VIDA E OBRA DE UM GÊNIO (1990); O JOGADOR (1992); SHORT CUTS –CENAS DA VIDA (1993); PRÊT-À-PORTER (1994); KANSAS CITY, JAZZ´34 (1996); A ARMAÇÃO (1998); A FORTUNA DE COOKIE (1999). DOUTOR T E AS MULHERES (2000); ASSASSINATO EM GOSFORD PARK (2001); DE CORPO E ALMA (2003) e A ÚLTIMA NOITE (2206). 

 

20 de novembro de 2 007     :      -     TERÇA-FEIRA

JORNAL “O ESTADO DE SÃO PAULO” – PÁGINA A3

COPA HERÓIS DE 32

Congratulo-me com o leitor sr. LEVINO WASHINGTON (LINENSE na final, 18/11) pelos 80 anos do simpático LINENSE e peço vênia para aprofundar a nostalgia. A COPA FPF recebeu o subtítulo HERÓIS DE 32, em homenagem aos 75 anos da epopéia de 9 de Julho. Nela o futebol paulista deixou marcas. Craques como os lendários FRIEDENREICH, PATUSKA e DEL NERO (pai do atual presidente da Federação Paulista de Futebol) foram combater no front e o notório atacante FERNÃO SALES, do PAULISTANO, morreu em luta. Clubes como o então PALESTRA ITÁLIA e o JUVENTUS doarem troféus de ouro verdadeiro para o bem de SÃO PAULO. Até a bola esteve a serviço da causa constitucionalista!

JOSÉ D´AMICO BAUAB, Centro de Memória Eleitoral do TER-SP

Nesta manhã telefona-me o CORONEL MENDES. Conta-me a sua odisséia, ontem, em viagem para RIBEIRÃO PRETO, onde pegou muita chuva. Diz ele que o GILBERTO, da FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, manteve um contato telefônico para dizer que no próximo domingo, dia 25, acontecerá o jogo final da COPA FPF “HERÓIS DE 32”. O GINO está convidado para receber o troféu após o jogo final entre JUVENTUS e LINENSE. Por e-mail, passo essa novidade para o GINO STRUFFALDI. Também encaminho a mensagem para a Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial e, através do FÓRUM DOS LEITORES do ESTADÃO, respondo a carta do D´AMICO.
Outras mensagens chegam pela Internet. O GINO está preocupado com a solenidade de 1º de dezembro na FORTALEZA DE ITAIPU; a professora MIRIAN PADUAN está organizando a festa do EMEI “NOVE DE JULHO” e solicita as poesias “A SANTIFICADA” e “NOSSA BANDEIRA”. Apenas lhe encaminho a primeira, que é a que tenho no meu computador. Acredito que a outra esteja escaneada no computador da Sociedade. O ALDO me encaminha um bom número de mensagens, todas elas referentes à política, principalmente o “LEVANTE DE BRASÍLIA”. O general BUENO também me manda e-mails, bem como outros amigos virtuais. Cumprimento o NELSON, também pela Internet, pelos seus 45 anos. Está sendo realizado um churrasco num Salão de Festas na Alameda YAYÁ. Não pudemos ir porque a LUCINDA fica esperando sua irmã MARGARIDA (que acabou não comparecendo).
Por causa do feriado municipal do “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA” não vou para a cidade de SÃO PAULO. O MMDC está fechado.   

A cultura negra e as suas raízes foram celebradas hoje com um show na PRAÇA DA SÉ que, segundo a Polícia Militar, reuniu cerca de 10 mil pessoas ao longo do dia. E, no DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, não houve discriminação: na platéia, peles claras e escuras se misturavam e se divertiam igualmente.
A festa começou com a Sinfonieta de Compositores Mulatos, de música clássica erudita, seguida de uma missa afro-ecumênica. Na seqüência, subiu ao palco o bloco baiano ILÊ AIYÊ. Apresentando-se depois deles, a musa do soul brasileiro, SANDRA DE SÁ, não resistiu e se jogou nos braços do público durante sua apresentação.
Às 16 horas, o rapper carioca MV BILL e sua banda subiram ao palco, quando o tempo começava a mudar. O dia todo ameaçou chover, mas, no máximo, o que houve foi uma garoa fina, incapaz de afugentar o público. Depois de MV BILL, RAPPIN´HOOD levou à SÉ sua mistura de rap com samba. O público, animado, cantou em coro as músicas dos dois rappers.
O tempo todo, BILL e HOOD homenagearam ZUMBI DOS PALMARES e o rapper SABOTAGE, morto em 2003. Em seu show, RAPPIN´HOOD levou ao palco ÂNDERSON ROCHA, o “SABOTINHA”, de 14 anos, filho do rapper morto. Os dois cantaram juntos uma música de HOOD feita para SABOTAGE, e o rapper disse que SABOTINHA lança seu CD em breve. Coube a MARTINHO DA VILA o encerramento do show. O sambista perdeu a hora (devia começar às 19 hora, mas atrasou 50 minutos), mas não o público. Começou intimista, cantando “CHICO REI” à capela, seguida de “CANTA, CANTA, MINHA GENTE”, também sem instrumental. Quando começou “CASA DE BAMBA”, já tinha o público nas mãos. E assim foi até o fim da festa.

O democrático vão livre do MASP foi o ponto de partida escolhido pelo Movimento Brasil Afirmativo para a 4ª Marcha da Consciência Negra – também chamada de “PARADA NEGRA” – que ocorreu hoje, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, e percorreu alguns trechos da Avenida PAULISTA e RUA DA CONSOLAÇÃO, seguindo até a região central da cidade. Com o lema “POR UM BRASIL SEM RACISMO, COM OPORTUNIDADES IGUAIS PARA TODOS”, a concentração teve início às 10:30 horas ao som de rap e reggae, e seguiu até às 14 horas, quando um ato inter-religioso marcou a saída dos manifestantes.

A comemoração do primeiro aniversário de MARCELA DE JESUS FERREIRA – o bebê que nasceu sem cérebro e desafia a medicina – movimentou hoje a rotina dos cerca de 14 mil habitantes do município de PATROCÍNIO PAULISTA, a 413 quilômetros da capital.
Para celebrar a data, CACILDA GALANTE FERREIRA, de 36 anos, mãe de MARCELA, fez questão de preparar uma festa. Católica, ela pediu ao padre da paróquia local que rezasse uma missa.

Uma menina de 15 anos, acusada de furto, foi detida por mais de um mês em uma cela da cadeia de ABAETETUBA (PA), a 56 quilômetros de BELÉM, onde estavam 20 homens. Segundo o Conselho Tutelar do município e membros da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do BRASIL DO PARÁ, a menor foi estuprada durante o tempo em que ficou na cadeia. Ela foi descoberta na carceragem pelo Conselho Tutelar, após denúncia anônima. 

Morreu a baleia “minke” que encalhou duas vezes no Rio TAPAJÓS. Os biólogos acreditam que o animal se confundiu ao passar nas imediações da Foz do AMAZONAS e nadou mais de mil quilômetros em água doce, continente adentro. No PARÁ.

A camisa usada por PELÉ no primeiro tempo da final da COPA DE 1970, em que o BRASIL venceu a ITÁLIA por 4 a 1, no MÉXICO, foi leiloada, hoje, por 55 mil libras, o equivalente a 200 mil reais, em leilão na CHRISTIE´S de LONDRES. Os primeiros lances foram de 40 mil libras, evoluíram, mas não atingiram as 80 mil (290 mil reais) previstas pelos leiloeiros. A camisa faz parte da coleção particular de 1,5 mil peças de ZAGALLO, reunidas ao longo de 60 anos de carreira no futebol, como jogador (BOTAFOGO, FLAMENGO, BRASIL) e como treinador de clubes e seleções.
Em 2002, a camisa que PELÉ vestiu no segundo tempo da mesma partida disputada no Estádio AZTECA, na CIDADE DO MÉXICO, rendeu em leilão quase 158 mil libras (574 mil reais).

No mesmo dia em que os funcionários públicos franceses somaram-se à paralisação iniciada na semana passada pelos trabalhadores do setor de transportes, o presidente francês, NICOLAS SARKOZY, falou hoje pela primeira vez sobre o movimento. Ele defendeu sua proposta de reformas trabalhistas e previdenciárias e afirmou que, ao ser eleito em maio, seus eleitores lhe deram um mandato para realizar essas mudanças. Além dos funcionários de transporte – cujo sistema funciona precariamente –manifestaram-se hoje em PARIS trabalhadores dos correios, professores e estudantes, além de entregadores de jornais e revistas.

MIKE TYSON se apresentou hoje a uma penitenciária do ARIZONA, onde ficará preso por 24 horas por porte e uso de cocaína. O ex-campeão mundial dos pesos pesados chegou à prisão segurando uma edição do livro AMERICAN GANGSTER, com algemas e meias cor-de-rosa.

Descoberta a garra fossilizada de um escorpião gigante, na ALEMANHA, pelo cientista MARKUS POSCHMANN. A garra tem 46 centímetros, o que faz crer que o escorpião em questão tinha 2,5 metros de comprimento. Estima-se que a espécie tenha vivido há 390 milhões de anos, em ambiente marinho. O fóssil foi exposto hoje em LONDRES.
 
Perdidas pelo governo da INGLATERRA informações confidenciais de 25 milhões de ingleses. Eram dados pessoais e bancários de beneficiários de um programa estatal de ajuda financeira. As informações estavam em dois CD-ROM que, enviados pelo Fisco inglês ao Escritório Nacional de Auditoria, nunca chegaram ao destino. Em LONDRES.

2 008    :       -     QUINTA-FEIRA
Feriado municipal, tanto em SÃO PAULO como em GUARULHOS. Comemora-se hoje o “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”. O MUSEU AFRO BRASIL realiza uma série de eventos para comemorar seus quatro anos: inaugura as exposições BRASIL TERRA DE CONTRASTES e WÁLTER FIRMO EM PRETO-E-BRANCO, promove lançamentos de livros e apresentações da performance EU CONHECI BENNY MORÉ, por FÉLIX CONTRERAS, e show da cantora ÁUREA MARTINS.
Dois documentos históricos sobre o etnólogo e indigenista DARCY RIBEIRO (1922-1997) são lançados hoje no quarto aniversário do MUSEU AFRO BRASIL, um DVD e um livro organizado pela cineasta ISA GRINSPUM FERRAZ. No DVD, UM VULCÃO DE IDÉIAS, o autor de UTOPIA SELVAGEM (1982) fala sobre índios, educação e política, lembrado por amigos como o professor de literatura ANTÔNIO CÂNDIDO e o compositor CHICO BUARQUE, que lêem trechos de livros seus.
São Paulo respira a influência da cultura afro. No dia em que o povo presta homenagem a ZUMBI DOS PALMARES e à CONSCIÊNCIA NEGRA, por toda a cidade – do MUSEU DO FUTEBOL à PRAÇA DA SÉ, do vão livre do MASP ao Centro Cultural São Paulo – serão realizados eventos dedicados à discussão do papel do negro na formação da sociedade brasileira.
O paulistano pode começar o passeio pela PRAÇA DA SÉ. A partir das 9horas, cinco companhias de Congada e Moçambique dão início à festa, que continua com celebração de missa afro, às 11 horas, e será encerrada às 20 horas, com show de SEU JORGE. Ao longo do dia, serão realizados na praça cinco shows, com artistas como VIRGÍNIA RODRIGUES, PAULA LIMA, RITA RIBEIRO e FABIANA COZZA.
Homenagens também estarão por toda a Avenida PAULISTA. A partir da Rua da CONSOLAÇÃO, o paulistano pode parar no vão livre do MASP, onde será realizada a primeira Bienal do Livro Afro – gratuitamente, ao longo do dia – e parar só no outro extremo, na CASA DAS ROSAS, onde haverá contação de histórias africanas e afro-brasileiras, recitais, palestras, sarau e roda de capoeira. Das 14 às 22 horas.
Figura central no esporte nacional, o negro também será homenageado no MUSEU DO FUTEBOL, no Estádio do PACAEMBU.  Outras instituições culturais da cidade também realizam homenagens, como o Centro Cultural de São Paulo, que exibirá adaptações de obras de MACHADO DE ASSIS durante todo o dia.

Depois de seis anos de resistência da Marinha, JOÃO CÂNDIDO FELISBERTO, líder da REVOLTA DA CHIBATA, ganha hoje um monumento diante do mar, para além “das pedras pisadas do cais” que ALDIR BLANC e JOÃO BOSCO registraram na canção MESTRE-SALA DOS MARES. Para marcar as comemorações do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA reinaugura hoje a estátua em homenagem ao ALMIRANTE NEGRO, que finalmente foi instalada em frente à Estação das Barcas, na PRAÇA 15, no centro do RIO.

Os países envolvidos na construção da ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL (ISS) celebram, hoje, os dez anos do início da montagem da maior estrutura artificial na órbita da Terra. O marco inicial da ISS foi o lançamento, pela RÚSSIA, do módulo ZARYA, em 20 de novembro de 1998.
O BRASIL, embora tenha se integrado ao projeto em 1997, nem sequer é mencionado na nota comemorativa distribuída pela NASA, que se refere à ISS como um “empreendimento de cooperação internacional” entre ESTADOS UNIDOS, RÚSSIA, CANADÁ, EUROPA e JAPÃO.   

Não vou à cidade nesta quinta-feira. O MMDC está fechado neste feriado municipal. Aproveito a manhã para concluir o Relatório da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, do ano de 2008. Depois, encaminho ao GINO STRUFFALDI, via Internet, para sua apreciação. Esse relatório deverá ser encaminhado à Prefeitura da Cidade de São Paulo, na revalidação do título de utilidade pública da Sociedade.
Meus arquivos merecem minha atenção, muito embora também descanse no feriado. O NELSON está comemorando seu aniversário e, à tarde, acompanho a LUCINDA que quer participar da festa que está acontecendo na casa da SORAYA. Amigos e parentes estão reunidos numa confraternização em homenagem ao NELSON. Além da SORAYA e NELSON vamos cumprimentar a KÁTYA, a NORMA e dezenas de pessoas que estão comemorando a data.

Resposta do GINO ao relatório enviado hoje:
Prezado Cel. Ventura.- Estou realmente emocionado com a leitura do relatório anual da Sociedade. Trabalho minucioso e preciso, que certamente custou muitas horas de esforço, atenção e dedicação. É um trabalho primoroso que merece não só os mais expressivos elogios, como também os melhores agradecimentos da Presidência, dos Membros da Administração e de todos os associados. - Já que o senhor pediu para possíveis alterações, permito-me sugerir, duas ou três pequenas observações:- 1°) - Separar o final da reportagem do jornal "A Razão", do assunto seguinte, que ficou unido.  2°) - Na pagina 3 Onde se lê "No dia 11 de janeiro, etc. onde diz Vice Antonio  dizer "vice-presidente".- 3°) - No dia 23 de outubro- Dia do Aviador, substituir "Oficial Emérito da  etc." por incluído na Ordem do Mérito Aeronáutico, no grau de oficial ou "foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, no grau de Oficial" - como julgar mais apropriado.- - Muito obrigado e queira receber meus mais efusivos cumprimentos.- Abraços - Gino
Faço as modificações sugeridas pelo presidente e encaminho, via Internet, o relatório para o mmdc.32@terra.com.br para amanhã a MARINEI já enviar para a Prefeitura.

O Tribunal do Júri de GUARULHOS condenou hoje RENATO CORREIA DE BRITO, de 24 anos, WÁGNER CONCEIÇÃO DA SILVA, de 25, e WILLIAN CÉSAR DE BRITO SILVA, de 28. Acusados de matar VANESSA DE FREITAS, de 22 anos, em agosto de 2006, os três foram soltos em setembro, depois da confissão de LEANDRO BASÍLIO RODRIGUES, apelidado pela polícia de MANÍACO DE GUARULHOS. Dias depois, RODRIGUES voltou atrás e disse que só confessou sob tortura. Os réus também alegaram terem sido agredidos por policiais para admitir o crime. A decisão foi anunciada às 21:45 horas, após três dias de julgamento.
WÁGNER e RENATO foram condenados por homicídio qualificado e atentado violento ao pudor e devem cumprir 24 anos e 4 meses de prisão. Já o terceiro suspeito, WILLIAN, foi condenado por atentado violento ao pudor e deverá ficar 9 anos e 4 meses na cadeia. Como forma de reparação, o trio também foi condenado a pagar um salário mínimo aos dois filhos de VANESSA, até que eles completem 25 anos. A defesa, logo após a leitura da sentença, informou que vai recorrer e disse ver razões para pedir “a nulidade” do júri popular.
Os três foram escoltados na saída para o 1º Distrito Policial de GUARULHOS, onde aguardariam remoção para um presídio. “Isso foi um absurdo. Temo pela segurança desses rapazes”, afirmou AUGUSTO TOLENTINO, um dos três defensores dos réus. Na leitura da sentença, o juiz LEANDRO JORGE BITTENCOURT CANO disse que os acusados deveriam ficar presos para resguardar a ordem pública e por causa de sua periculosidade. “Nunca vi uma testemunha nova tumultuar o processo dessa forma”, disse, em relação a LEANDRO BASÍLIO RODRIGUES.

O cantor EVANDRO CORREIA, de 35 anos, acusado de ter matado a ex-mulher, ANDRÉIA NÓBREGA, de 31, e tentado matar o filho LUCAS, de 6, quer se apresentar à polícia, disse sua irmã, EVANDRA, de 34. Pela versão dele, ANDRÉIA teria atirado o filho pela janela do terceiro andar do prédio onde morava, em GUARULHOS, e teria se atirado. CORREIA teve sua prisão preventiva decretada. LUCAS passou por cirurgia na face e na mandíbula nesta noite, na Santa Casa de São Paulo, e passa bem. Segundo EVANDRA, o cantor disse que ANDRÉIA se jogou após uma discussão. Ela teria chantageado CORREIA e ameaçando se jogar. “Ela achou que não iria morrer, que iria cair no parapeito, como aconteceu com o menino”. EVANDRA justificou o fato de o irmão ter fugido por medo de linchamento. “Ele sabia que seria incriminado”. O cantor teria ligado para um amigo, identificado como COELHO, que seria bombeiro. “Ele pediu ao amigo que acionasse os bombeiros. A ligação está registrada.” Segundo ela, o irmão está ‘arrasado’. “Ele sempre amou o filho e tentava dar o melhor para ele”.
Em depoimento no 2º DP de GUARULHOS, quatro parentes de ANDRÉIA disseram que ela se jogou da janela com o filho na tentativa de preservar a integridade física deles, após uma discussão com CORREIA. Nos depoimentos, duas irmãs, um cunhado e uma cunhada de ANDRÉIA disseram que ela era constantemente agredida por CORREIA e que ele tinha muito ciúmes da ex-mulher.

O Conselho Superior do Ministério Público decidiu há 15 dias remover, compulsoriamente, o promotor WÁGNER JUAREZ GROSSI de ARAÇATUBA para SÃO PAULO ou GRANDE SÃO PAULO. Há um ano, ele se envolveu em um acidente de trânsito que matou três pessoas de uma mesma família, incluindo uma criança. No carro dele foram encontradas latas de cerveja e a polícia relatou que o suspeito tinha ‘hálito etílico’.
Segundo o boletim de ocorrência aberto pela Polícia Civil de ARAÇATUBA, GROSSI passou na contramão e em alta velocidade num quebra-molas e, ao perder o controle da caminhonete RANGER que dirigia, bateu de frente numa moto que aguardava a passagem no acostamento. A moto era conduzida pelo metalúrgico ALESSANDRO DA SILVA SANTOS, de 27 anos, e levava ainda a namorada, ALESSANDRA ALVES, de 26 anos, e o filho dela, ADRIEL de 7 anos. O promotor foi denunciado pelo então procurador-geral RODRIGO PINHO ao Tribunal de Justiça, onde responde a processo criminal por triplo homicídio culposo. A agravante de embriaguez não ficou comprovada. No MP, a ida de GROSSI para a capital encerra a investigação e está sendo vista por colegas como promoção.
No mesmo dia em que optou pela transferência, o conselho acatou decisão tomada em fevereiro pela corregedoria da instituição – de não aplicar pena administrativa, que vai de advertência até a perda do cargo, ao promotor. O Ministério Público demorou um ano para concluir o caso. 

Depois de uma novela que durou pelo menos seis meses, o BANCO DO BRASIL anunciou hoje a compra da NOSSA CAIXA. O governo paulista receberá 5,4 bilhões de reais, mas o valor total do negócio alcançará 7,56 bilhões por causa do pagamento aos acionistas minoritários do banco estadual. A transação é parte da resposta do BB à fusão entre ITAÚ e UNIBANCO, que criou a maior instituição financeira do País.
Fontes do BB dizem que o contra-ataque não deve parar por aí. Nos últimos dias, avançaram as conversas para a aquisição da metade do BANCO VOTORANTIM.

O novo relatório da Polícia Federal sobre o banqueiro do OPPORTUNITY afirma: “Durante o transcorrer das investigações, pudemos perceber que a organização criminosa liderada por DANIEL DANTAS faz o uso da corrupção e da intimidação para alcançar seus objetivos.” São 247 páginas que reúnem indícios, esmiúçam as atividades de DANTAS e a ele atribuem longa série de violações e delitos contra a União, assim descritos: “Fica claro que a organização criminosa liderada por DANIEL DANTAS praticou crimes contra a ordem tributária, crimes contra o sistema financeiro, crime de lavagem de capitais, formação de quadrilha, dentre outros”.
Agora sob responsabilidade do delegado RICARDO ANDRADE SAADI, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros da PF de São Paulo, a investigação mergulha fundo nos negócios do GRUPO OPPORTUNITY e nas atividades de DANTAS, que o delegado qualifica de “banqueiro baiano”.
O documento mostra ligações de DANTAS com MARCOS VALÉRIO, operador do mensalão. A BRASIL TELECOM, sob gestão do OPPORTUNITY, realizou contratos em valores superiores a 150 milhões de reais com a DNA e a SMP&B de VALÉRIO.

O guarda-civil metropolitano ELIAS DE FREITAS MENDONÇA, de 37 anos, foi executado com 12 tiros, na madrugada de hoje, em GUARULHOS. A polícia investiga a participação de um policial militar de 40 anos no crime, que aconteceu às 5:30 horas quando MENDONÇA esperava um ônibus na esquina das ruas BARRA DE SANTO ANTÔNIO e CÍCERO DANTAS, no JARDIM BRASIL, para ir trabalhar. A PM foi chamada por vizinhos instantes depois, e quando chegou o guarda-civil já estava morto. Uma mochila que estava com a vítima desapareceu do local.

O ator FÁBIO JUNQUEIRA morreu nesta noite, no RIO. Ele tinha câncer no cérebro e estava internado na Casa de Saúde SÃO JOSÉ desde o mês de julho. O corpo será enterrado amanhã à tarde no cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO. O último trabalho dele foi na TV foi a novela ESCRAVA ISAURA, na TV RECORD, no papel do doutor PAULO. Ele também aparece na reprise de MULHERES APAIXONADAS, na GLOBO, em que vive um médico. O último filme foi SEPARAÇÕES, em 2002, de DOMINGOS OLIVEIRA. FÁBIO era pai do também ator CAIO JUNQUEIRA, o NETO de TROPA DE ELITE. Ele tinha 52 anos e era, além de ator, diretor da RECORD.  

Pela primeira vez no País e na AMÉRICA LATINA os amantes dos esportes radicais poderão ver a maior rampa de skate e bikes do mundo, a MEGARAMPA, de 27 metros de altura – estrutura equivalente à de um prédio de nove andares – e 107 metros de comprimento (distância igual à de 28 carros estacionados em fila). Um espaço tão radical que já provocou até um acidente espetacular com seu criador, o norte-americano DANNY WAY.
O grande astro, famoso por saltar de skate sobre a muralha da CHINA, provavelmente vai ficar fora da competição em decorrência de um tombo na quarta-feira, dia 19, quando fazia testes na rampa.
Houve até rumores de que DANNY WAY teria sofrido fraturas na região lombar, já que caiu batendo o cóccix na rampa. No entanto, a assessoria do evento garantiu que “ele nada sofreu”. Ficou em observação até hoje no hospital SÍRIO LIBANÊS e foi submetido a ressonância magnética e tomografia. 

Um juiz federal de WASHINGTON ordenou hoje a libertação de cinco argelinos presos sem acusação formal há sete anos na base militar de GUANTÁNAMO, em CUBA. O juiz RICHARD LEON não aceitou as provas apresentadas pelo governo, que garante que os argelinos pretendiam viajar ao AFEGANISTÃO para combater as forças americanas. É a primeira vez que um tribunal civil rejeita provas apresentadas pela CASA BRANCA.

Os piratas somalis que seqüestraram no sábado, dia 15, o navio petroleiro SIRIUS STAR, um dos maiores do mundo, pediram hoje 25 milhões de dólares (cerca de 59,7 milhões de reais) para liberar a embarcação e a tripulação formada por 25 homens.

A adolescente americana D´ZHANA SIMMONS, de 14 anos, ficou 118 dias internada, sem coração e foi mantida viva por duas bombas artificiais. Segundo médicos do Centro Médico JACKSON MEMORIAL da Universidade de MIAMI, o fato é inédito em um paciente dessa idade, mas, na ALEMANHA, um adulto ficou nove meses sem coração. “Eu era como uma falsa pessoa, não existia de verdade, simplesmente estava ali”, disse D´ZHANA, que sofria de dilatação cardíaca. Ela foi submetida a um transplante em 2 de julho, mas o coração não funcionou bem. Ela recebeu o novo órgão em 29 de outubro.  

2 009       :         -      SEXTA-FEIRA
Nesse DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA resolvo ir para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, muito embora não tenhamos expediente no dia de hoje. É que pretendo imprimir algumas páginas de minhas memórias.
Mas as coisas não dão certas. Primeiramente porque não encontro papelaria alguma aberta e não tenho papel para a impressão. Segundo porque vem a notícia de que um veterano está internado no Hospital das Clínicas e seus parentes pedem para que vá visitá-lo.
MAURÍCIO DA SILVA sofreu problemas de uma virose muito forte num dos dentes e isso causou sua internação. Foi preciso arrancar o dente e fazer uma drenagem um tanto quanto violenta para limpeza causada pela inflamação. A visita é das 15 às 17 horas. Familiares estão presentes, mas apenas duas pessoas podem visitar o paciente. Sua mulher e eu somos os escolhidos. Encontro o veterano com dificuldades para falar, mas está lúcido e cônscio do que está passando. Uma médica diz que ele está bem. Mesmo assim ficamos temerosos pela sua saúde.
Regresso para GUARULHOS. A PRAÇA DA SÉ é palco de vários shows. LUCINDA está me aguardando para irmos cumprimentar o NELSON. Ele completa 47 anos de idade nesta sexta-feira. Dona SORAYA foi obrigada a trabalhar hoje e está chegando por volta das 18 horas.
Nesta noite, depois dos jornais da BAND e GLOBO, passo a atualizar o dia 21 de novembro para colocá-lo no blog “MEMÓRIAS DO VENTURA”.

Recebo, pela Internet, a seguinte mensagem:
Fantástico, resposta genial mesmo. O Preconceito e a Discriminação estão nas atitudes e não nas palavras.
Vale a pena ler até o final.
Você não sabe o que tá acontecendo?
Só tenho que tirar o chapéu para esta resposta do Danilo Gentili do Cqc,sobre uma piadinha que não agradou a muitos.Adoro quando as coisas são faladas,sem hipocrisia !
"Você não sabe o que tá acontecendo?
O humorista Danilo Gentili postou (twitou? sei La) a seguinte piada no seu twitter:
King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?
A ONG Afrobras se posicionou contra. "Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda uma representação criminal", diz José Vicente, presidente da ONG.
"Isso foi indevido, inoportuno, de mau gosto e desrespeitoso. Desrespeitou todos os negros brasileiros e também a democracia. Democracia é você agir com responsabilidade", avalia Vicente.
Alguns minutos após escrever seu primeiro "tweet" sobre King Kong, Gentili tentou se justificar no microblog. "Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?" (GENIAL)
"Na piada do King Kong, não disse a cor do jogador. Disse que a loira saiu com cara porque é famoso. A cabeça de vocês que têm preconceito."
Mas calma, essa não foi a tal resposta genial que está no título, e sim ESSA:
"Se você me disser que é da raça negra preciso dizer que você também é racista, pois, assim como os criadores de cachorros, acredita que somos separados por raças. E se acredita nisso vai ter que confessar que uma raça é melhor ou pior que a outra. Pois se todas raças são iguais então a divisão por raça é estúpida e desnecessária. Pra que perder tempo separando algo se no fundo dá tudo no mesmo?
Quem propagou a idéia que "negro" é uma raça foram os escravistas. Eles usaram isso como desculpa para vender os pretos como escravos: "Podemos tratá-los como animais, afinal eles são de uma outra raça que não é a nossa. Eles são da raça negra". Então quando vejo um cara dizendo que tem orgulho em ser da raça negra eu juro que nem me passa pela cabeça chamá-lo de macaco. E sim de burro.
Falando em burro, cresci ouvindo que eu sou uma girafa. E também cresci chamando um dos meus melhores amigos de elefante. Já ouvi muita gente chamar loira caucasiana de burra, gay de v***** e ruivo de salsicha, que nada mais é do que ser chamado de restos de porco e boi misturados.
Mas se alguém chama um preto de macaco é crucificado. E isso pra mim não faz sentido. Qual o preconceito com o macaco? Imagina no zoológico como o macaco não deve se sentir triste quando ouve os outros animais comentando: - O macaco é o pior de todos. Quando um humano se xinga de burro ou elefante dão risada. Mas quando xingam de macaco vão presos. Ser macaco é uma coisa terrível. Graças a Deus não somos macacos.
Prefiro ser chamado de macaco do que de girafa. Peça para um cientista fazer um teste de Q.I. com uma girafa e com um macaco. Veja quem tira a maior nota.
Quando queremos muito ofender e atacar alguém, por motivos desconhecidos, não xingamos diretamente a pessoa e sim a mãe dela. Posso afirmar aqui então que Darwin foi o maior racista da história por dizer que eu vim do macaco?
Se o assunto é cor eu defendo a idéia que o mundo é uma caixa de lápis coloridos. Somos os lápis dessa caixa. Um lápis é menos lápis que o outro só porque a cor é diferente? Eu desenho desde criança, então acredite em mim: Não mesmo. Todas essas cores são de igual importância. Ok. Ok. Foi uma comparação #$*&%. Confesso. Os lápis são todos do mesmo tamanho na caixa. E no mundo real o lápis preto é bem maior que o amarelo.
Mas o que quero dizer é que na verdade não sei qual o problema em chamar um preto de preto. Esse é o nome da cor não é? Eu sou um ser humano da cor branca. O japonês da cor amarela. O índio da cor vermelha. O africano da cor preta. Se querem igualdade deveriam assumir o termo "preto" pois esse é o nome da cor. Não fica destoante isso: "Branco, Amarelo, Vermelho, Negro"?. O Darth Vader pra mim é negro. Mas o Bill Cosby, Richard Pryor e Eddie Murphy que inspiram meu trabalho não. Mas se gostam tanto assim do termo negro, ok, eu uso, não vejo problemas. No fim das contas é só uma palavra. E embora o dicionário seja um dos livros mais vendidos do mundo, penso que palavras não definem muitas coisas e sim atitudes.
Digo isso porque a patrulha do politicamente correto é tão imbecil e superficial que tenho absoluta certeza que serei censurado se um dia escutarem eu dizer: "E aí seu PRETO, senta aqui e toma uma comigo!". Porém, se eu usar o tom correto e a postura certa ao dizer "Desculpe meu querido, mas já que é um afro-descendente é melhor evitar sentar aqui. Mas eu arrumo uma outra mesa muito mais bonita pra você!" sei que receberei elogios dessas mesmas pessoas, afinal eu usei os termos politicamentes corretos e não a palavra "preto" ou "macaco", que são palavras tão horríveis.
Os politicamentes corretos acham que são como o Superman, o cara dotado de dons superiores, que vai defender os fracos, oprimidos e impotentes. E acredite. Isso é racismo, pois transmite a idéia de superioridade que essas pessoas sentem de si em relação aos seus "defendidos".
Agora peço que não sejam racistas comigo por favor. Não é só porque eu sou branco que eu escravizei um preto. Eu juro que nunca fiz nada parecido com isso nem mesmo em pensamento. Não tenham esse preconceito comigo. Na verdade sou ítalo-descendente. Italianos não escravizaram africanos no Brasil. Vieram pra cá e assim como os pretos trabalharam na lavoura. A diferença é que Escrava Isaura fez mais sucesso que Terra Nostra.
Ok. O que acabei de dizer foi uma piada de mau gosto porque eu não disse nela como os pretos sofreram mais que os italianos. Ok. Eu sei que os negros sofreram mais que qualquer raça no Brasil. Foram chicoteados. Torturados. Foi algo tão desumano que só um ser humano seria capaz de fazer igual. Brancos caçaram negros como animais. Mas também os compraram de outros negros. Sim. Ser dono de escravo nunca foi privilégio caucasiano e sim da sociedade dominante. Na África, uma tribo vencedora escravizava a outra e as vendia para os brancos sujos.
Lembra que eu disse que era ítalo-descendente? Então. Os italianos podem nunca terem escravizados os pretos, mas os romanos escravizaram os judeus. E eles já se vingaram de mim com juros e correção monetária, pois já fui escravo durante anos de um carnê das Casas Bahia.
Se é engraçado piada de gay e gordo, porque não é a de preto? Porque foram escravos no passado hoje são café-com-leite no mundo do humor? É isso? Eu posso fazer a piada com gay só porque seus ancestrais nunca foram escravos? Pense bem, talvez o gay na infância também tenha sofrido abusos de alguém mais velho com o chicote.
Se você acha que vai impor respeito me obrigando a usar o termo "negro" ou "afro-descendente", tudo bem, eu posso fazer isso só pra agradar. Na minha cabeça você será apenas preto e eu branco, da mesma raça, a raça humana. E você nunca me verá por aí com uma camiseta escrita "100% humano", pois não tenho orgulho nenhum de ser dessa raça que discute coisas idiotas de uma forma superficial e discrimina o próprio irmão."
Danilo Gentili

A chuva podia ter acabado com a festa do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, na PRAÇA DA SÉ, com shows gratuitos de LUIZ MELODIA e ELZA SOARES. Mas, no início da noite, pouco mais de 10 mil pessoas acompanhavam o evento. Enquanto o grupo QUINTETO EM PRETO E BRANCO estava no palco, às 17:30 horas, chovia muito e cerca de mil pessoas se protegiam sob guarda-chuvas e marquises. Mas o público, segundo a PM, foi de mil para dez mil, por volta das 19 horas, quando LUIZ MELODIA subiu ao palco. O cantor levantou o público com canções como “TIVE SIM”, “PÉROLA NEGRA”, “MAGRELINHA” e “CODINOME BEIJA-FLOR”, em pouco mais de uma hora de show. ELZA SOARES ficou responsável por fechar a festa, às 20 horas. A cantora se locomoveu em uma cadeira de rodas, devido a um pé torcido e foi carregada até o palco nos ombros de dois dançarinos. ELZA soltou a voz em clássicos sobre SÃO PAULO, como “SAMPA” (CAETANO VELOSO) e “TREM DAS ONZE” (ADONIRAN BARBOSA). No ponto alto do show ela dividiu o palco com LUIZ MELODIA em “JUVENTUDE TRANSVIADA” e “FADAS” – em ritmo de tango.

Dez pessoas, entre clientes e funcionários, ficaram feridas no desabamento do teto do shopping SP MARKET, na Avenida NAÇOES UNIDAS, na zona sul da capital. As vítimas estavam na praça de alimentação. Elas foram levadas para os pronto socorros do Hospital SANTO AMARO e do Hospital PEDREIRA. O teto cedeu devido à queda de uma parede, que estava sendo construída no telhado. Quatro lojas foram atingidas pelos escombros. A empresa MPD ENGENHARIA, responsável pela obra de ampliação do shopping, culpou “a chuva e o vento” pelo acidente. Mas funcionários do shopping dizem que há alguns meses, rachaduras começaram a aparecer nas lojas.
Em outubro, quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na obra de expansão do mesmo shopping. Uma estrutura metálica, que funcionava como uma espécie de andaime de sustentação, e uma laje de cerca de 400 metros quadrados desabaram.    

Morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 86 anos, o empresário HERBERT RICHERS. Dono de uma das principais empresas de dublagem do BRASIL, que o seu nome, estava internado desde o último dia 8 na UTI da Clínica SÃO VICENTE, no RIO. Ele sofria de problemas renais havia cerca de um ano.
No fim da tarde após o velório, o corpo foi enviado para o crematório Memorial do Carmo. RICHERS deixou viúva, COOKIE, e três filhos: HERBERT JÚNIOR, RONALDO e CELINA.
A frase “versão brasileira HERBERT RICHERS” está no inconsciente coletivo brasileiro desde aos anos 1950, quando RICHERS criou sua companhia de dublagem. Trouxe o aprendizado de sua passagem pelos estúdios do amigo WALT DISNEY.
Fez fama por resolver o grande problema das legendas na televisão, quase ilegíveis para a tecnologia da época. RICHERS também se notabilizou como um pioneiro produtor e distribuidor de filmes no país.
Nascido em ARARAQUARA, foi para o RIO  estudar engenharia, mas migrou para o cinema pelas mãos de um tio. Seu primeiro trabalho foi como cinegrafista do cine-jornal “IMAGENS DO BRASIL”.
De 1946 a 1947, fez cobertura futebolística para o cine-jornal “ESPORTES NA TELA” e, de 1948 a 1952, trabalhou para a ATLÂNTIDA no jornal “ATUALIDADES ATLÂNTIDA”. Ajudou na direção de fotografia do longa-metragem “AMEI UM BICHEIRO”, de 1952. No mesmo ano, saiu da companhia para criar a Produções Cinematográficas HERBERT RICHERS, cuja primeira produção foi o “REPÓRTER DA TELA”.
Ao lado da companhia CINEDISTRI, ele produziu, na década de 1950, diversas chanchadas, muitas em parceria com o diretor J. B. TANKO. Em 1962, produziu o clássico “ASSALTO AO TREM PAGADOR”, com o diretor ROBERTO FARIAS. No Cinema Novo, produziu duas obras de NELSON PEREIRA DOS SANTOS: “VIDAS SECAS”, de 1963, e “FOME DE AMOR”, de 1968.

A Polícia Civil investiga o assassinato de uma empresária em GUARULHOS. O corpo e o carro da vítima foram encontrados pegando fogo no final da madrugada de hoje, em uma rua do bairro VILA GALVÃO. A empresária foi achada no porta-malas. O carro, um FIESTA prateado, foi visto pegando fogo por moradores da Rua MATIAS ALBUQUERQUE. Assustados, eles telefonaram para o Corpo de Bombeiros. Quando os bombeiros chegaram minutos depois e apagaram o incêndio, perceberam que havia um corpo no porta-malas do veículo. A vítima estava carbonizada.
Com os dados do FIESTA, policiais militares descobriram o endereço da vítima, que foi identificada como a empresária SAMIA GAZO HANNA, de 42 anos, sócia de uma pequena metalúrgica e artista plástica.  Na residência de SAMIA, os PMs conseguiram encontrar o irmão da empresária, um industrial, de 51 anos. Ele reconheceu o corpo e entregou aos policiais uma cópia da chave da casa da irmã. Na residência, que fica no bairro JARDIM VENDITE, também em GUARULHOS, havia manchas de sangue e vestígios que indicam uso de drogas. A vítima tinha o costume de consumir bebidas alcoólicas e entorpecentes.

Um policial-militar que estava à paisana e desarmado foi assassinado após apartar uma briga na frente de uma casa noturna em JANDIRA, hoje de madrugada. Dois homens que estavam numa moto preta deram cinco tiros contra o PM LEANDRO ALVES CIANE, de 26 anos, que morreu depois de ser levado ao PS do SAMEB (Serviço Médico de BARUERI). Os assassinos fugiram levando a mochila do soldado, onde ele guardava a farda da PM. O crime foi testemunhado ela namorada do policial.

A 28ª Vara Cível da Justiça paulista determinou ontem o despejo da Clínica de Andrologia do médico ROGER ABDELMASSIH em SÃO PAULO. A clínica funciona nos JARDINS, bairro nobre da zona oeste da capital, na esquina da Avenida BRASIL com a Rua ARGENTINA. O motivo do despejo é a falta de pagamento do aluguel. Na decisão, a Justiça informa que o valor da causa é de 888 mil reais.
ROGER está preso desde 17 de agosto, acusado de abusar sexualmente de 56 mulheres, a maioria pacientes de sua clínica na capital.  

O comandante do Exército, GENERAL ENZO MARTINS PERI, defendeu, em entrevista ao ESTADO, a necessidade de a MARINHA e a AERONÁUTICA terem poder de polícia, a exemplo do que a Força Terrestre já tem hoje nas fronteiras. Ressalvou, no entanto, que “não se trata de substituir a Polícia Federal ou nenhuma outra polícia”, mas ter uma permissão prévia para agir, de forma subsidiária, e preservadas as competências exclusivas das polícias judiciárias.
O comandante comemorou o artigo que está sendo introduzido na lei, que estabelece proteção aos militares das Forças Armadas que estiverem em missões de garantia da lei e da ordem ou com papel de polícia. Segundo o general, a primeira vez que os militares foram para as ruas com proteção legal foi no ano passado, quando o Exército deu apoio ao processo eleitoral no RIO DE JANEIRO.

O presidente LULA provocou hoje a oposição ao dizer que se ela tivesse a popularidade que ele tem, iria propor o terceiro mandato. Em entrevista a uma rádio de SALVADOR, onde se reuniu com MAHMOUD ABBAS, presidente da AUTORIDADE PALESTINA, LULA também contou que ligou para dona CANÔ, mãe de CAETANO VELOSO, que o chamou de analfabeto, cafona e grosseiro.
Ele tomou a decisão de entrar em contato com a mãe do cantor baiano, porque havia lido que dona CANÔ estava preocupada e queria falar com ele sobre as declarações do filho. “Se eu ficasse com mágoa, quem iria sofrer era eu, porque esse negócio de a gente ficar com mágoa, com ressentimento, a pessoa de que a gente tem ressentimento não sabe, então ele não sofre.”
A respeito do terceiro mandato, o presidente afirmou: “Se fosse o lado de lá estivesse na situação em que eu estou, eles teriam levantado a tese do terceiro mandato.”
O presidente também disse que está aguardando que o Supremo Tribunal Federal “entenda” o que foi decidido em torno da extradição para a ITÁLIA do ex-militante de esquerda CESARE BATTISTI para declarar sua posição. O STF autorizou a extradição e disse que a decisão final cabe a LULA, mas essa interpretação está causando polêmica até entre membros do tribunal.

O ministro CARLOS AYRES BRITTO, cujo voto no Supremo Tribunal Federal garantiu ao presidente LULA a prerrogativa de decidir o destino de CESARE BATTISTI, negou ter cedido a pressões a favor do ex-ativista, condenado na ITÁLIA por homicídio. AYRES BRITO afirmou que seu voto foi coerente com seu posicionamento em caso anterior e que a decisão de extraditar alguém é política – Supremo deve se limitar a “ver se os pressupostos legais da extradição estão presentes”. LULA pediu que BATTISTI suspenda greve de fome, qualificada de “pressão” e disse que ainda não tomou a decisão sobre se irá extraditá-lo.  
Os presidentes do BRASIL e da AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA, MAHMOUD ABBAS, repudiaram o anúncio de ISRAEL de construir 900 casas em território ocupado, na CISJORDÂNIA.

LULA e ABBAS foram veementes hoje ao tratar do tema, lado a lado, durante entrevista coletiva no Museu da Santa Casa da Misericórdia, em SALVADOR. Eles assinaram um protocolo de intenções entre o Ministério de Relações Exteriores e o Ministério de Negócios Estrangeiros da ANP.

Um transexual brasileiro foi encontrado morto em casa, em ROMA, hoje, após um incêndio em seu apartamento. BRENDA estava envolvida no escândalo que levou à renúncia do governador da região de LÁZIO, PIERO MARRAZZO, em outubro último.
A autópsia do corpo, que estava coberto de fuligem, fica pronta até segunda-feira. Segundo o programa “OTTO E MEZZO”, do canal LA7, o nome de batismo de BRENDA é WENDELL MENDES PAES. Completaria 32 anos no dia 28 e estava com passagem comprada e malas prontas para voltar ao BRASIL.     

A decisão do presidente de facto de HONDURAS, ROBERTO MICHELETTI, de afastar-se temporariamente do poder antes da eleição do dia 29 ampliou hoje a divisão entre os EUA e outros países da região no que diz respeito à crise hondurenha. MICHELETTI anunciou na quinta-feira à noite (ontem) que pretende deixar o poder entre os dias 25 e 2 de dezembro para que as atenções estejam concentradas nas eleições e não na crise política nesse período. Hoje, ele iniciou uma série de consultas com diversos setores da sociedade hondurenha para confirmar a decisão.

A escolha do discreto líder belga HERMAN VAN ROMPUY para presidir a UNIÃO EUROPÉIA (EU) foi criticada hoje por analistas e por parte da imprensa européia. A eleição de ontem – que também nomeou a britânica CATHERINE ASHTON como vice-presidente e chanceler do bloco – foi, segundo eles, uma oportunidade perdida de fortalecer a voz da EU frente aos EUA e à CHINA.

Um terrorista suicida pilotando uma motocicleta explodiu hoje uma bomba na cidade de FARAH, no sudoeste do AFEGANISTÃO, matando 17 pessoas e ferindo dezenas. Em outros dois ataques – incluindo um atentado contra o deputado e senhor da guerra RAB RASUL SAYYAF, no qual seus cinco guarda-costas morreram – mais 8 pessoas foram mortas.
A ofensiva terrorista, com saldo de 25 mortos, ocorreu um dia após o presidente afegão, HAMID KARZAI, ter tomado posse para um segundo mandato, prometendo buscar a pacificação do país e tirar das forças estrangeiras o controle sobre a segurança. A violência no país chegou aos níveis mais altos desde o início da invasão liderada pelos ESTADOS UNIDOS no fim de 2001. Apenas de janeiro a agosto, 1,5 mil civis morreram.      

2 010       :      -        SÁBADO
Será rezada hoje missa de sétimo dia por intenção da alma do CORONEL PM JÚLIO BONO NETO, às 12 horas, na Capela da Associação dos Oficiais da PMESP, Rua MAMUD RAHD, 973.

Estou sentindo o peso dos anos. As caminhadas que dei ontem, o tempo que permaneci no palanque do CPOR-SP, as viagens cansativas de ônibus, fazem com que uma hérnia inguinal que carrego há vários meses dê o seu sinal e a manhã deste sábado não é nada boa. Mesmo assim procuro colocar em minhas memórias os últimos acontecimentos.
Como está se aproximando o final do ano, procuro acertar o relatório anual da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Essa tarefa cabe ao secretário e a faço, religiosamente, todo ano. Retrata os pontos principais da história dessa Entidade.

Embalado pela torcida, o FLAMENGO derrotou o GUARANI, por 2 a 1, no Estádio do ENGENHÃO, no RIO. O resultado complicou ainda mais a vida do BUGRE, que está virtualmente rebaixado à Série B. Com o placar, o time rubro-negro fica mais longe das últimas posições ao somar 43 pontos e subir para a 13ª colocação. No outro jogo do sábado, também na parte de baixo da tabela, o lanterna GRÊMIO PRUDENTE ficou no empate por 1 a 1 com o CEARÁ, 12º colocado. O outro GRÊMIO venceu o ATLÉTICO PARANAENSE por 3 a 1. 

Com o empate por 2 a 2 com o ICASA, no CEARÁ, e a surpreendente derrota do BAHIA, em casa, para o SANTO ANDRE por 2 a 1, o CORITIBA pôde comemorar, enfim, o título da Série B deste ano. Mas para o SANTO ANDRÉ a vitória na BAHIA não o ajudou em nada: o time do ABC paulista caiu para a Série C de 2011 junto com o IPATINGA, também rebaixado hoje. Já os torcedores da PORTUGUESA têm duas tarefas para o próximo sábado: torcer para que o time vença o SPORT, na ILHA DO RETIRO, e que o AMÉRICA MINEIRO perca para a PONTE PRETA, em CAMPINAS. Só assim a LUSA voltará, devido à sua grande vantagem no número de gols marcados (66 a 56), à elite do futebol brasileiro, em 2011. Hoje, a LUSA obteve importante vitória sobre o IPATINGA, por 2 a 1, no CANINDÉ, e se manteve na briga pela última vaga para a Série B. 

Logo após desembarcar em SÃO PAULO, nesta manhã, PAUL McCARTNEY foi passear de bicicleta com a namorada e seguranças no PARQUE DO POVO, na VILA OLIMPIA, zona sul da capital. Escapou de fãs e fotógrafos, mas foi flagrado pelo “ESTADO” andando incógnito pelo local que hoje na Internet já começou a ser chamado de “PARQUE DO PAULVO”. Sem saber, SIR PAUL escapou do que poderia ter sido um acidente bizarro. Com sua bicicleta, o ex-beatle passou bem no meio do gramado onde se realizava a final do Circuito Nacional de Bumerangue. Jovens e senhores de terceira idade praticavam o esporte, sem imaginar que poderiam atingir um dos músicos mais conhecidos do mundo.

Uma juíza aposentada bateu seu carro em outros sete veículos, em PORTO ALEGRE, no RIO GRANDE DO SUL, no início da madrugada. Segundo a polícia, ela ignorou uma fiscalização que ocorria na Rua JOAQUIM NABUCO, no bairro CIDADE BAIXA, e acelerou o carro, atingindo os outros automóveis. Ninguém ficou ferido. Policiais militares seguiram o veículo da juíza e conseguiram pará-lo. Ela se recusou a fazer o teste do bafômetro e foi levada para a Delegacia de Trânsito da cidade. Lá, também se negou a fazer o exame de sangue e acabou liberada.

Três pessoas ficaram feridas em um tiroteio no Cemitério VILA RIO, em GUARULHOS. Uma briga deu início à troca de tiros. Uma mulher e sua filha, de 16 anos, que estavam visitando uma sepultura, e um dos criminosos foram atingidos. De acordo com a polícia, a garota pode ficar paraplégica. PAULO LUÍS DA SILVA, de 40 anos, foi atingido no tórax e na perna. Ele foi levado a um hospital e deve ser preso ao ser liberado, pois estafa foragido.  

Em almoço com 26 médicos na tarde de hoje, em SÃO PAULO, a presidente eleita DILMA ROUSSEFF disse que “não abre mão” de um ministro com perfil técnico para ocupar a pasta da SAÚDE, segundo o relato de alguns convidados. O encontro foi promovido pelo cardiologista ROBERTO KALIL FILHO em sua residência, nos JARDINS, área nobre da capital paulista, depois que DILMA se submeteu a um check-up no hospital SÍRIO-LIBANÊS. KALIL FILHO, médico da petista, negou ter sido convidado para o ministério.

O PAPA BENTO XVI consagrou, hoje, 24 novos cardeais – incluindo o arcebispo de APARECIDA, dom RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS – numa cerimônia marcada por ovações na Basílica de SÃO PEDRO, na Cidade do VATICANO. A nova ordenação devolveu aos italianos a maioria no colégio de cardeais encarregado de eleger o sumo pontífice. Com os novos integrantes, a Igreja passa a ter 203 cardeais – 121 deles com idade inferior a 80 anos, o que lhes permite participar do conclave papal. A nomeação de dom DAMASCENO surpreendeu os vaticanistas. Esperava-se que outros arcebispos fossem elevados a essa função – o mais cotado era o do RIO, dom ORANI JOÃO TEMPESTA. Especialistas apostam que dom DAMASCENO será transferido para outra arquidiocese, como SALVADOR, cujo arcebispo, dom GERALDO MAJELLA AGNELO, apresentou sua renúncia por ter completado 75 anos. Nesse caso, o novo cardeal seria o primaz do BRASIL, título dado ao ocupante da primeira jurisdição eclesiástica do País. 

2 011         :         -       DOMINGO
Levanto tarde neste domingo e pouca coisa produzo na minha biblioteca. O LUIZ ANTONIO BATISTA DA ROCHA manda três fotos do Monumento ao Soldado Constitucionalista de 32, da cidade de BARRETOS. Diz respeito essas fotos a uma placa com os nomes dos combatentes. Mando em resposta os meus cumprimentos ao Prefeito EMANOEL MARIANO CARVALHO. Mais tarde ele comunica que a fala do TENENTE-CORONEL PM SILVIO CARLOS SILVA MENDONÇA, Comandante do 33º BPMI, durante as cerimônias de revitalização da Avenida 9 de julho. O MENDONÇA representou-me no evento e ele faz menção ao meu nome num pequeno filme de 14 minutos apresentado pelo YOU TUBE.
Na tarde, LUCINDA me leva até a casa do NELSON e SORAYA. Ele está completando 49 anos nesta data. Poucas pessoas estão presentes: NORMA, IAGO, KÁTYA, TAMI (filha do NELSON), acompanhada de seu esposo e seu filho. Passamos algumas horas comemorando o aniversário do NELSON, fortalecendo os laços de amizade com os familiares da mulher do PAULO CÉSAR. Nesta tarde joga o CORINTHIANS contra o ATLÉTICO MINEIRO:
Por ESPN.com.br, espn.com.br, Atualizado: 20/11/2011
Com gol de Adriano, Corinthians vira no final e mantém vantagem na ponta. O atacante marcou aos 43 minutos da etapa final e garantiu a virada corintiana sobre o Atlético-MG
Com gol de Adriano, Corinthians vira no final e mantém vantagem na ponta
Reprodução/ESPN
Foi com muito sofrimento, mas o Corinthians contou com a estrela de Adriano para virar sobre o Atlético-MG e se segurar na liderança do Campeonato Brasileiro por mais uma rodada. Com o Pacaembu lotado, o atacante marcou o seu primeiro gol com a camisa corintiana e garantiu a vitória por 2 a 1 aos 43 minutos da etapa final. Adriano marcou o seu primeiro gol com a camisa do Corinthians em sua quarta partida com a camisa alvinegra. O atacante foi contratado no final de março, mas sofreu uma lesão no tendão de Aquiles um mês depois e adiou muito a sua estreia. Sofrendo com problemas para entrar em forma, o Imperador fez o seu primeiro jogo contra o Atlético-GO no dia 9 de outubro, mas ficou fora de outras partidas na sequência para melhorar o condicionamento. Ao todo, Adriano havia atuado apenas 58 minutos em suas três partidas no Brasileiro (Atlético-GO, Botafogo e Atlético-PR). Neste domingo, o atacante entrou aos 22 da etapa final, pegou poucas vezes na bola, mas decidiu o jogo no final, mostrando muita calma na hora da finalização após lançamento de Émerson. Com o resultado deste domingo, o Corinthians chega aos 67 pontos e se mantém com dois de vantagem sobre o Vasco restando apenas duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. O time paulista já pode até ser campeão no próximo final de semana. Para isso, tem que vencer o Figueirense e torcer para o Vasco não vencer o clássico contra o Fluminense. Do outro lado, o Atlético-MG segue com 42 pontos e ainda não afastou de vez o fantasma do rebaixamento. A equipe de Cuca recebe o Botafogo no próximo final de semana para se livrar de vez da briga contra a degola.
O PALMEIRAS fez o que precisava fazer a esta altura do Campeonato Brasileiro. Foi até SALVADOR, venceu o BAHIA por 2 a 0 e se livrou de qualquer fantasma: o do rebaixamento e o da seqüência de partidas sem vitórias. Já eram 10 jogos sem triunfar, interrompidos hoje. Nem o mais otimista torcedor do FLUMINENSE podia esperar o que aconteceu em FLORIANÓPOLIS. Diante do surpreendente FIGUEIRENSE, que luta por vaga na LIBERTADORES e estava sem perder havia 14 partidas, o time aplicou uma goleada por 4 a 0 e garantiu presença na competição sul-americana – um prêmio ao seu ótimo desempenho no segundo turno. E o dono da festa foi FRED, que marcou três, completou sete nas duas últimas rodadas e chegou a 20 no campeonato. O INTERNACIONAL aproveitou a má fase do BOTAFOGO e finalmente entrou na zona de classificação para a LIBERTADORES. Com gols de LEANDRO DAMIÃO e OSCAR, o COLORADO fez 2 a 1 hoje no ENGENHÃO. FELIPE MENEZES descontou para o BOTAFOGO, que caiu para o oitavo lugar. O FLAMENGO continua patinando e se não reagir ficará fora da competição sul-americana – o que seria um grande prejuízo para um clube que gasta muito para manter um elenco caro. Hoje o RUBRO-NEGRO só empatou com o ATLÉTICO – GO sem gols no SERRA DOURADA. RONALDINHO teve outra atuação apagada. Na ARENA DO JACARÉ o empate por 1 a 1 foi péssimo para CRUZEIRO e ATLÉTICO PARANAENSE. Os dois times, que já ganharam o Campeonato Brasileiro, continuam agonizando no fundo da classificação e precisarão jogar bola nas duas rodadas que faltam para escapar do rebaixamento. Se a partida contra o CORITIBA foi mais uma avaliação entre aqueles que disputam uma vaga para o Mundial de Clubes pelo SANTOS, todos tiraram nota vermelha e vão ficar para recuperação. Apático e desinteressado, o time jogou mal e perdeu para o CORITIBA por 1 a 0, no estádio COUTO PEREIRA. O melhor do jogo foi o goleiro ARANHA, com três defesas nota 10.
Deu a lógica nos dois jogos de hoje no MASTERS SERIES, em LONDRES. O suíço ROGER FEDERER derrotou o francês JO-WILFRIED TSONGA, repetindo o triunfo obtido no MASTERS SERIES DE PARIS. Depois, o espanhol RAFAEL NADAL superou com dificuldades o norte-americano MARDY FISH.
Já em casa, vou ver a minha caixa de mensagens, pela Internet. Entre elas:
Caríssimos Cel VENTURA e Prof. BIAJONE
Agradeço-lhes pelos elogios, mas não estou fazendo nada além da minha obrigação.
Não encontro palavras para externar-lhes meus agradecimentos e pelo êxito que se está alcançando na propagação dos Núcleos e me reporto ao texto bíblico de 1 Coríntios 3: 6 "Eu plantei ( Prof. BIAJONE e Cel VENTURA plantaram), Apolo regou (os presidentes dos Núcleos estão regando), mas Deus que o faz crescer."
Daqui a pouco estarei me dirigindo até o Museu Prudente de Moraes de Piracicaba na companhia dos meus netinhos, filha e esposa para mais uma visita dando destaque para a sessão referente à Revolução Constitucionalista de 32.
Continuemos na luta, afetuoso abraço e fiquem com Deus.
EGYDIO
2011:58NOV2011

RIO DE JANEIRO - O ator Adriano Reys, no ar atualmente na reprise de “Mulheres de Areia”, na Globo, morreu na manhã deste domingo (20) no Rio de Janeiro. O artista estava com 78 anos e foi vítima de câncer. Além de “Mulheres de Areia”, onde interpretou o personagem Oswaldo Sampaio, Adriano participou de outras produções como “Barriga de Aluguel”, “Vale Tudo”, “Quatro por Quatro”, entre outras. A última novela de Adriano foi em 2009, “Mutantes – Promessas de Amor”, da Record.
O curto-circuito em uma caixa subterrânea de baixa tensão localizada na altura do número 172 da Avenida ANGÉLICA, na SANTA CECÍLIA, no centro de SÃO PAULO, assustou os moradores dos prédios da região e quem passava pelo local ontem à noite. Segundo testemunhas, o problema no equipamento da AES ELETROPAULO, que contém cabos e acessórios com voltagem até mil volts sob o solo, provocou explosões. Moradores do prédio em frente ao local chamaram o Corpo de Bombeiros às 20 horas, após a galeria soltar labaredas e fumaça. Uma outra explosão, ainda maior, aconteceu logo em seguida, de acordo com uma moradora do sexto andar. “Todos tiveram que ser evacuados pela garagem. A fumaça invadiu os apartamentos e algumas pessoas foram para casa de parentes com medo do prédio explodir”, disse. A assessoria de imprensa da AES ELETROPAULO negou que tenha tido incêndio no local e afirmou que não houve explosões, apenas o curto-circuito, solucionado às 22:50 horas com o corte de energia.
Um bancário de 24 anos foi baleado hoje dentro de seu carro na RUA DO MANIFESTO, no IPIRANGA. Ferido na orelha esquerda, dirigiu por 10 km até chegar ao Hospital NOSSA SENHORA DE LOURDES, no JABAQUARA. Ele disse à polícia que havia entrado no carro às 5 horas, após deixar uma amiga em casa, quando foi atingido. A vítima afirmou que não foi abordada por ladrões e que não viu quem atirou.
Faleceu VENÍCIO DE OLIVEIRA ORLANDI, aos 93 anos. O jornalista começou a trabalhar no O ESTADO DE SÃO PAULO em outubro de 1939. Em 8 de maio de 1945, DIA DO ARMISTÍCIO, eram quase 15 horas no BRASIL quando ORLANDI divulgou a rendição da ALEMANHA. Além de ser transmitida pela rádio CRUZEIRO DO SUL, a notícia foi anunciada pelos altos-falantes da PRAÇA DO PATRIARCA, no centro, dando início a uma festa na cidade. ORLANDI ocupou diferentes cargos no jornal, onde trabalhou por 47 anos. Aposentou-se como setorista da Secretaria de Estado da Fazenda. O corpo de ORLANDI foi enterrado hoje, no Cemitério da CONSOLAÇÃO.  
Natural da cidade pernambucana de EXU, onde nasceu em 1942, RAIMUNDO JANUÁRIO NETO era um apaixonado pelo Carnaval. Na década de 1960, ele já participava da organização da festa em sua terra natal, onde chegar a trabalhar como “cordeiro” de blocos locais, ou seja, aquela pessoa que toma conta da corda que limita a área do grupo participante da folia. RAIMUNDO veio para SÃO PAULO no final daquela década e logo passou a freqüentar a Federação das Escolas de Samba de SÃO PAULO, no edifício MARTINELLI. O local, bem no Centro paulistano, reunia então os principais sambistas da cidade, chamados de “Cardeais do Samba”. Já conhecido como RAIMUNDO CHIC CHIC, ele se enturmou cada vez mais como pessoal do Carnaval e, em 1976, participou ativamente da fundação da Escola de Samba ÁGUIA DE OURO e foi convidado para ser o primeiro tesoureiro da agremiação. CHIC CHIC viveu cada momento da vida da escola, conquistando uma legião de amigos e admiradores. “Não conheço uma única pessoa que não gostasse dele e de seu jeito alegre. Ele estava sempre com um sorriso no rosto, disposto a conversar e a ajudar os amigos”, disse WÁLTER STORY, presidente da Velha Guarda da ÁGUIA DE OURO. Ultimamente, CHIC CHIC era o diretor geral da harmonia da escola e não perdia uma festa da ÁGUIA DE OURO. Só deixou de se fazer presente nas últimas semanas, quando foi internado com suspeita de apendicite. Em seguida, os médicos diagnosticaram um câncer de pâncreas, que o levou à morte na madrugada deste domingo, aos 69 anos. Ele deixa a mulher e três filhos.  
A crise garantiu hoje a maior vitória de um partido na história das eleições da ESPANHA pós-franquista e o maior poder institucional desde o estabelecimento da democracia. Promoveu ainda a pior derrota da história dos socialistas, que receberam 2,6 milhões de votos a menos do que a abstenção – opção de mais de 9 milhões de eleitores. MARIANO RAJOY, do conservador Partido Popular (PP), assume com carta branca para implementar um duro programa de austeridade – um alívio para os líderes da UNIÃO EUROPÉIA e os mercados. Com a confirmação da vitória conservadora nas urnas, a sociedade espanhola também envia um duro recado aos políticos tradicionais, optando por partidos menores (serão 11 deles no Legislativo), ampla abstenção e votos de protesto.
Forças de segurança egípcias atacaram hoje cerca de 5 mil manifestantes que acampavam na PRAÇA TAHRIR, no CAIRO, desde a sexta-feira, dia 18. As vítimas participavam da marcha que reuniu cerca de 50 mil pessoas (a maioria jovens ou islamitas) para exigir que a junta militar que governa o país desde a deposição de HOSNI MUBARAK, em fevereiro, anuncie a data para deixar o poder. Ao menos dois manifestantes foram mortos no fim de semana e centenas ficaram feridos. Outros protestos também aconteceram em ALEXANDRIA (onde um dos manifestantes foi morto) e SUEZ. A tensão aumenta no EGITO com a aproximação das eleições parlamentares, que começam no dia 28 de novembro.
O ex-chefe de inteligência do ex-ditador MUAMAR KADAFI, ABDULLAH AL-SENUSSI, foi capturado hoje na cidade de SABHA, no deserto da LÍBIA, segundo divulgou o governo interino do país. A prisão ocorreu um dia após a captura do filho de KADAFI, SAIF AL-ISLAM. Depois do assassinato de MUAMAR KADAFI, há um mês, seu filho SAIF e SENUSSI estavam na lista de procurados do Tribunal Penal Internacional.   
O maestro ORLANDO LEITE vai deixar saudades. Era um dos principais nomes da música cearense e foi aluno de HEITOR VILLA-LOBOS, um dos mais importantes maestros e compositores brasileiros, no Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, no RIO DE JANEIRO. Natural de RUSSAS (CE), onde nasceu em 1926, ORLANDO LEITE voltou orgulhoso com o diploma para FORTALEZA, a fim de ensinar o que aprendera. Ele foi professor do Conservatório ALBERTO NEPOMUCENO e, em seguida, estruturou o Departamento de Música da Universidade Federal do CEARÁ. ORLANDO era um dos maiores animadores da cultura local e em 1960 destacou-se na opereta “A VALSA PROIBIDA” de PAURILO BARROSO, um sucesso teatral. Ele atuou no “MADRIGAL”, com apresentações no exterior. Sua regência ganhou prêmios internacionais, como o Festival de Coros das Américas. Contribuiu para a formação de corais. ORLANDO realizou arranjos para grupos coralisticos e fez a trilha sonora do curta-metragem “GÊNESE”, em 1969. Ao longo da vida de professor, formou muitos professores de música, entre eles ISALTINA DOS SANTOS, uma empregada doméstica e cantora de igreja, que se tornou cantora lírica. A trajetória de ORLANDO LEITE é um exemplo para as gerações de músicos. Ele morava há 40 anos em BRASÍLIA e estava doente há alguns meses. ORLANDO morreu neste domingo, aos 85 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Em nota, a ORCEC (Orquestra de Câmara ELEAZAR DE CARVALHO) lamentou o desaparecimento do estudioso e entusiasta da música brasileira. Ele está sendo homenageado na Universidade Estadual do CEARÁ.  

SÓCRATES HOMEM DE MELLO, advogado formado pela Universidade MACKENZIE em 1963, exerceu a carreira até 2007. Segundo a família, era uma pessoa austera. Nos anos 1990, ganhou causa contra a Rede GLOBO por causa de um personagem que era seu homônimo, um maçado falante no programa “ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO”, interpretado pelo ator ORIVAL PESSINI. Morreu hoje, vítima de um infarto. Era primo do crítico musical ZUZA HOMEM DE MELLO. Nasceu em 1935.

A dramaturga britânica SHELAGH DELANEY morreu da noite deste domingo, aos 72 anos, na INGLATERRA. A informação foi confirmada pro JANE VILLIERS, agente da artista. De acordo com ela, DELANEY faleceu em decorrência de um câncer. A dramaturga ganhou reconhecimento na INGLATERRA e nos ESTADOS UNIDOS com a premiada peça A TASTE OF HONEY, escrita quando ela tinha apenas 19 anos, em 1958. O espetáculo virou filme três anos mais tarde e ao lado do diretor TONY RICHARDSON, DELANEY conquistou prêmios como o BAFTA e o WRITER´S GUILD. Ela também escreveu o roteiro de filmes como DANÇANDO COM UM ESTRANHO.


2 012   :     -     TERÇA-FEIRA
SIMBOLO

“SÃO PAULO FORTE, PARA UM BRASIL UNIDO”
MMDC

SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”

Evento do Dia 20 de Novembro de 2012
Local: Cidade de Cruzeiro / SP
Solenidade Alusiva à Comemoração do “Jubileu de Carvalho” –
80 Anos da Revolução da Juventude Constitucionalista de 1932

COLAR: “CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA”
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia
1
Cap PM Vinicius Claudio Zoppellari
Cmt 2ª Cia – 33º BPM/I

MEDALHA: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL”
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia
1
Maj PM Rogério Longhi da Silva
Cmt Intº 33º BPM/I
2
1º Ten PM Rafael Palladino Filho
Of Com Soc da ROTA
3
1º Ten PM Reginaldo Perpétuo da Silva
CFP do 30º BPM/I
4
1º Ten PM Alessandro Roberto Righetti
S Cmt 2ª Cia do 33º BPM/I
5
2º Ten PM Sebastião Rodrigues dos Santos
Oficial Logística - 30º BPM/I
6
2º Ten PM Roberto Carlos Estevam da Silva
Oficial Motomec - 30º BPM/I
7
Exmº Sr. Antonio Vila Real Torres
Prefeito de Novo Horizonte
8
1º Sgt PM Marcelo Alves Queiroz
Cmt Gp Ptr do 33º BPM/I

MEDALHA: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA”
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia
1
Ten Cel PM Ivano Pedro Rodrigues Filho
Cmt do 52º BPM/I
2
Ten Cel PM Afonso César Evaristo dos Santos
Cmt do 17º BPM/I
3
Ten Cel PM Lourenço Mondin
Cmt do 30º BPM/I
4
Maj PM Marcelo de Oliveira Burgati
Ch Div Adm CPI-5
5
Maj PM Helena dos Santos Reis
Ch Div Op CPI-5
6
Maj PM Marcos Aparecido Simões Lima
S Cmt do 30º BPM/I
7
Maj PM Luiz Roberto de Oliveira Vicente
Coord Op do 17º BPM/I
8
Cap PM Fabricio Marchi Tiago
Ch Seç Operacional
9
Cap PM Rodrigo Renato Carmona
Cmt Cia: Novo Horizonte 30º BPM/I
10
Cap PM Eduardo Ceneviva Berardo
Cmt de Cia do 30º BPM/I
11
1º Ten PM André Luis Cheruti Fernandes
Cmt de Cia do 30º BPM/I
12
Exmº Sr. Nelson Luis Benevenuto
Pres Câmara Veread Novo Horizonte
13
Exmº Sr. Aparecido José Canato
Vereador de Novo Horizonte
14
Exmº Sr. Leandro Tadeu Lança
Dignitário de Novo Horizonte
Elaborado pelo 1º Ten PM Natanael – Or. SP:11NOV12
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC não foi avisada desta solenidade na Câmara Municipal de NOVO HORIZONTE. O Núcleo MMDC LESTE comete a indelicadeza de passar por cima da sede do MMDC, fazendo entrega das medalhas do núcleo por conta própria. Um grande erro que mais uma vez se repete. A história do criador e da criatura.
Autoridades de NH e região receberão honraria logo mais na Câmara Municipal
Postado em: 20/11/2012 as 08:49:55
Logo mais á partir das 10 horas na Câmara Municipal, o governo do estado através da Comissão de Honrarias e Méritos da Secretaria de Estado e Negócios da Segurança Pública e a Policia Militar do Estado de São Paulo estarão homenageado várias autoridades civis e militares de Novo Horizonte e região fazendo a entrega da “Medalha do Mérito Constitucionalista”, “Colar da Ordem do Mérito Judiciário Militar” e a “Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar”.A entrega destas medalhas tem como objetivo galardoar personalidades civis, militares, que tenham prestado relevantes serviços as suas respectivas comunidades. A solenidade estará tendo a frente o Comandante do 30º.Batalhão de Policia Militar do Interior,Tenente Coronel PM, Lourenço Mondin e o Comandante da 2ª.Companhia de Policia Militar, Capitão PM Rodrigo Renato Carmona. Acompanhe a lista completa de todos os homenageados: MEDALHA DO MÉRITO CONSTITUCIONALISTA:Tenente Coronel PM Mondin,Tenente Coronel PM Ivano,Tenente Coronel M Cesar, Major PM Burgatti, Major PM Helena,Major PM Marcos, Major PM Vicente, Capitão PM Marchi, Capitão PM Carmona, Capitão PM Berardo,Tenente PM Cherutti,Tenente PM Reginaldo,, Tenente PM Rodrigues, Tenente PM Estevam,Tenente PM André Luis, prefeito Antonio Vila Real Torres, vereador Leandro Tadeu Lança,vereador Aparecido Jose Canato e vereador Nelson Luiz Benevenuto), COLAR DA ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO MILITAR (Promotor André Gandara Orlando, Juiz Mário Yamada Filho, Juiz Sérgio Ricardo Biella e Coronel PM Azor Lopes da Silva Junior)e MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO MILITAR (Roberto de Biasi/diretor presidente da Usina São José da Estiva, Sandro Henrique Sarria Cabrera/diretor da Usina São José da Estiva e Dr.Toshio Toyota/prefeito eleito de Novo Horizonte).Alvani

Tenho problema de inflamação num dos dentes e, ao tomar um remédio anti-inflamatório, dá muita sonolência e isso me prejudica o trabalho que deveria desenvolver em minha biblioteca. O feriado da CONSCIÊNCIA NEGRA, numa terça-feira, atrapalha bastante as nossas atividades no MMDC. Recebo um telefonema da doutora NELLY CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Planeja ela para o início do ano de 2013 a parceria dos bombeiros de São Paulo com os bombeiros de PORTUGAL. Apenas está atrapalhada com os gastos referentes à vinda dos mesmos. Diz que sua funcionária PATRÍCIA sofreu paralisia dos rins e está afastada do trabalho. Outra notícia bastante desagradável é a internação do HERNÂNI DONATO no SÍRIO-LIBANÊS. O historiador nosso conhecido é pessoa benquista de todos e um dos ícones do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
No período da tarde, regressam da praia MARTINS DE SÁ, CARAGUATATUBA, o PAULO CÉSAR, KÁTYA e IAGO. Estavam curtindo alguns dias, desde 15 de novembro, nesse lugar, onde foram batizar o pequeno OTÁVIO, em APARECIDA DO NORTE. Depois, com algumas famílias, ficaram esses dias todos numa casa na praia MARTINS DE SÁ.   

Recebo um e-mail do Presidente do Núcleo de SÃO PEDRO, JOÃO FRANCISCO AGUIAR:
Caríssimo Coronel Ventura
Espero que tudo esteja bem com o senhor e família
Estava olhando o facebook, acabei e acabei solicitando "amizade" ao Egydio e ao senhor...,amizade nós temos, mas é uma formalidade necessária.
Aí acabei por entrar na sua página e percebi como é extremamente importante (do ponto de vista militar "estratégico”) essas condecorações, animando as pessoas, inclusive de alto escalão, e motivando-as a continuar na nossa luta pelos valores democráticos conquistados em 1932, com sangue e lágrimas.
Parabens, estratégia corretíssima
Agora temos de rogar a Deus para que mande outro de um calibre equivalente ao seu, ou pelo menos próximo do seu para que o movimento continue e que Deus nos livre dos "quinta-colunas".Meu pai sempre falava dessa gente, infelizmente eles existiram desde a época de Jesus Cristo e existirão sempre.
Espero ansiosamente pelo dia 11/12/2012.
Grande abs

CARÍSSIMO AGUIAR
Esses feriados de 15 e 20 de novembro atrapalharam bastante nossos planos. Por problemas domésticos tivemos de "fechar" a Sociedade durante uma semana.
Amanhã, dia 21, retornaremos à luta. As datas para a entrega do COLAR DA VITÓRIA estão chegando e temos absoluta certeza que realmente foi uma grande vitória para o MMDC a criação dessa honraria evocativa dos 80 anos do Movimento Constitucionalista.
Você tem razão quanto aos "quinta colunas" Eles sempre existirão tanto na guerra como até nos momentos de paz. Faz parte da índole humana e devemos combatê-los, pois são extremamente perniciosos.
No dia 11, um fato histórico acontecerá. Reuniremos pela primeira vez quase todos os presidentes dos núcleos do interior.
BRASÍLIA - A juíza Ana Cláudia Barreto, da 5ª Vara Criminal de Brasília, expediu na tarde desta terça-feira, 20, o alvará de soltura de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que estava preso desde 29 de fevereiro por exploração de jogos, formação de quadrilha e outros crimes. Ele foi condenado a 5 anos de reclusão, em regime semiaberto, mais 50 dias multa pelos crimes de formação de quadrilha, exploração de jogos e tráfico de influência. O alvará está sendo encaminhado para o presídio da Papuda, em Brasília, onde o contraventor está preso, e a previsão é que ele seja solto ainda nesta noite depois de fazer exame de corpo de delito.
BELO HORIZONTE - O goleiro Bruno Fernandes retirou o advogado Rui Caldas Pimenta de sua defesa. O anúncio da destituição do defensor foi feito pelo próprio jogador, que alegou estar "se sentindo inseguro" ao pedir a palavra no início dos trabalhos do segundo dia de julgamento pelo sequestro e assassinato de sua ex-amante Elisa Samudio, de 24 anos. O goleiro será representado agora apenas pelo advogado Francisco Assis Eustáquio Simim, que era defensor também da ex-mulher do jogador, Dayanne Rodrigues do Carmo. Com isso, a juíza Marixa Fabiane Lopes determinou o desmembramento do processo em relação a Dayanne, que será julgada em data ainda a ser marcada pelo sequestro e cárcere privado do bebê que Elisa teve com Bruno. Na segunda-feira (19), o processo já havia sido desmembrado em relação ao ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, acusado do assassinato é ocultação de cadáver de Elisa, após seus advogados abandonarem o plenário antes mesmo do início forma do julgamento. Os dois devem ser julgados junto com Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, e Elenílson Vitor da Silva, também envolvidos no caso. Nesta terça-feira (20), Pimenta nem chegou a entrar no plenário do Tribunal do Júri do fórum de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Antes de informar sobre a destituição, Bruno se reuniu com outros advogados que participam do processo e convidou Carla Silene Cardoso Lisboa Fernandes para ser sua advogada. Carla, no entanto, alegou à juíza Marixa Fernandes que não tinha condições de assumir a causa, pois já faz a defesa de outra ex-namorada do goleiro, Fernanda Gomes de Castro, processada pelo sequestro e cárcere privado de Elisa e do bebê da vítima. Além de informar sobre a destituição de Pimenta, Bruno queria que a magistrada adiasse o julgamento para que ele tivesse prazo para nomear um novo advogado. Ele tentou destituir também Simim, alegando que não queria "prejudicar" Dayanne. Mas a juíza inverteu a questão e liberou Dayanne, que chorou muito desde o início da discussão e deixou o plenário aos prantos após ser liberada pela magistrada.
Cerca de 200 pessoas marcharam hoje do MASP ao TEATRO MUNICIPAL. Com a bandeira “Cotas sim, massacre não”, lembraram ZUMBI DOS PALMARES, e seguiram sob chuva, ao som de tambores. A marcha, que ocorre há nove anos no DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, trouxe para debate neste ano as mortes de jovens negros na recente onda de violência. “Episódios como esse só recrudescem o que já ocorre desde a escravidão”, disse a militante SUELI CHAN.

As blitze anunciadas pelos governos estadual e federal para conter a entrada de armas e drogas em SÃO PAULO começaram hoje, com pedido de paciência por parte de policiais para o motorista que cruza as estradas paulistas e balanço modesto de apreensões. Os bloqueios terão doze agentes em cada ponto – em operações comuns, são quatro – e cada revista nos veículos deve demorar até 20 minutos, o dobro do tempo normalmente gasto em situações normais.

Será enterrado amanhã em MANAUS o corpo do SARGENTO FÁBIO DOS SANTOS MACIEL, da Marinha, de 33 anos. Ele caiu na festa do próprio casamento e morreu pouco depois por hemorragia. MACIEL tinha um copo de vidro no bolso, que quebrou na queda e corpo sua veia femoral. O casamento foi celebrado na ILHA DO GOVERNADOR, zona norte do RIO, no domingo. A festa já havia acabado e o noivo estava do lado de fora do salão. Em uma brincadeira com uma das madrinhas, tropeçou e caiu. O militar foi levado para o Hospital Municipal PAULINO WERNECK, mas morreu antes de ser atendido. MACIEL e GEISE GUIMARÃES namoravam havia sete anos e construíram na ILHA DO GOVERNADOR uma casa onde pretendiam morar.

Nove homens armados com fuzis, escopetas e pistolas explodiram nesta madrugada uma agência bancária no bairro BRIGADEIRO TOBIAS, em SOROCABA, e fugiram sem roubar nada. O bando tentava roubar o dinheiro de dois caixas eletrônicas, mas pode ter errado na quantidade de explosivos, segundo a polícia. Uma das máquinas ficou totalmente destruída e seus estilhaços se espalharam pela agência. Outro equipamento ficou apenas avariado. A força da explosão destruiu a fachada de vidro do banco.

Uma viatura da Polícia Militar bateu em outro carro e se chocou contra uma banca de jornais na madrugada na Avenida PAULISTA, perto do cruzamento com a Rua BELA CINTRA, no sentido PARAÍSO. Três pessoas ficaram feridas. O acidente aconteceu durante perseguição a um veículo roubado. O automóvel foi abandonado na mesma avenida após o capotamento e os ocupantes conseguiram fugir.
Apesar dos esforços diplomáticos que levaram hoje a secretária de Estado dos ESTADOS UNIDOS, HILLARY CLINTON, e o secretário-geral da ONU, BAN KI-MOON, a JERUSALPEM, divergências não especificadas entre o HAMAS e ISRAEL frustraram o anúncio de um cessar-fogo na FAIXA DE GAZA. Numa declaração conjunta, ao lado de HILLARY, o premiê israelense BINYAMIN NETANYAHU, reiterou preferir uma solução diplomática, mas alertou que seu país está pronto para intensificar a ofensiva. O presidente do EGITO, MOHAMED MORSI, chegou a anunciar que a “agressão israelense” acabaria hoje, mas o governo egípcio voltou atrás horas depois, Um dos porta-vozes do HAMAS, AYMAN TABA, tinha informado à agência REUTERS que um acordo tinha sido alcançado e as armas silenciariam a partir da meia-noite. Mas ISRAEL não confirmou a informação. Tropas israelenses continuam às portas do território palestino. O chanceler de ISRAEL, AVIGDOR LIEBERMAN – tido como a voz mais radical do gabinete – alertou que uma eventual ofensiva terrestre será nos moldes da lançada durante a Segunda Intifada, um dos momentos mais dramáticos da história do conflito palestino-israelense. Ao receber o secretário-geral da ONU, LIEBERMAN ainda afirmou que as pressões sobre ISRAEL por moderação “fortalecem o HAMAS”. Em GAZA, os bombardeios por ar e mar intensificaram à noite após um dia de maior calma, segundo relatos de moradores do território. Em várias regiões a aviação israelense despejou milhares de avisos ordenando que civis abandonassem suas casas. Dois carros em que supostamente viajavam líderes do grupo JIHAD ISLÂMICA foram alvos de bombardeios, afirmou o Exército israelense, que diz ter matado hoje outros 16 integrantes do grupo aliado ao IRÃ. Dois repórteres da TV do HAMAS – alvo freqüente durante essa ofensiva – também teriam sido mortos.    

2 013    :    QUARTA-FEIRA
Neste feriado da “CONSCIÊNCIA NEGRA” levanto cedo e me sinto extremamente confuso. Embaralho as datas e não lembro das coisas acontecidas nos últimos dias. Somente com o passar das horas é que me vou recuperando dessa situação muito desagradável.
Leio no jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO:
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA (ADUARDO ATHAYDE):
SÃO PAULO é o estado mais populoso do BRASIL. O território paulista tem 41 milhões de habitantes, ou seja, um entre 4,7 brasileiros mora aqui. Os deputados estaduais são eleitos para representar essa população, quatro vezes maior do que a de PORTUGAL. No entanto, entre os 94 legisladores paulistas, há apenas uma negra: LECI BRANDÃO (PC do B).
Entre os 55 vereadores da capital, há apenas dois negros – PAULO REIS (PT) e ORLANDO SILVA (PC do B), este último suplente. Entre os 26 secretários paulistanos, somente um, NETINHO DE PAULA, é negro. As secretarias estaduais a situação é ainda pior: entre os 19 titulares do primeiro escalão do governo GERALDO ALCKMIN (PSDB), nenhum é negro.
Caso a tonalidade da pele do brasileiro fosse, em geral, branca, a realidade não causaria espanto. Mas não. O BRASIL, onde em algumas cidades de comemora hoje o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, entre elas SÃO PAULO, é o país onde existem mais negros fora do continente africano. E mesmo contando as nações africanas, o BRASIL é o segundo país mais negro do mundo, perdendo apenas para a NIGÉRIA. SÃO PAULO, em números absolutos, é o estado com mais negros: 2,2 milhões. Dos 11 milhões de habitantes da capital, 730 mil são pretos.
Passados 125 anos da abolição da escravatura, não houve tempo suficiente para que a ferida social e econômica aberta entre brancos e negros se fechasse? Na avaliação do pesquisador do IBGE JOSÉ LUÍS PETRUCCELLI, ainda falta muito para isso acontecer. “Costuma-se eleger quem arrecada mais dinheiro. E os negros, quando conseguem candidatura, têm dificuldades em angariar recursos. Mesmo em cargos de nomeação essa força financeira prevalece”, disse.
Um dos poucos monumentos em homenagem às raízes africanas em SÃO PAULO está pichado e sujo. Trata-se da estátua MÃE PRETA, obra do escultor JÚLIO GUERRA (1912-2001), que está no LARGO DO PAIÇANDU desde 1955. Ela está suja, pichada e costuma ficar cercada de lixo deixado pelos mendigos que ocupam boa parte da praça.
O símbolo exalta a figura da babá negra, que criou os filhos dos senhores de engenho nos tempos coloniais, e foi inaugurada como parte das comemorações de encerramento do 4º Centenário da capital. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo monumento, limitou-se a dizer que “a obra é limpa de forma regular, com intervalo máximo de três meses”.  

A festa estava pronta para o SÃO PAULO. MORUMBI com mais de 53 mil torcedores. ROGÉRIO CENI empatando com PELÉ em numero de partidas por um mesmo clube (1.116 jogos). E o time parecia disposto a ser o único do Estado na LIBERTADORES de 2014. Mas a PONTE PRETA não foi avisada e, ao melhor estilo da seleção uruguaia na COPA DE 1950, aprontou na casa do adversário ao vencer o primeiro duelo da semifinal da SUL-AMERICANA por 3 a 1. A segunda partida será na quarta-feira, dia 27, em MOGI MIRIM. Antes, o SÃO PAULO voltará a jogar neste domingo, dia 24, pelo BRASILEIRÃO, contra o BOTAFOGO. O TRICOLOR precisa, agora, bater a MACACA por três gols de diferença para ir à final. Caso o SÃO PAULO vença por dois gols, tem de marcar, no mínimo quatro vezes. Triunfo tricolor por 3 a 1 levará a definição para a disputa de pênaltis.

O clima de festa de antes da partida não permaneceu ao término do primeiro jogo da decisão da COPA DO BRASIL. Em confronto bem disputado, ATLÉTICO PARANAENSE e FLAMENGO ficaram no 1 a 1 no DURIVAL BRITTO, em CURITIBA. MARCELO marcou para o time da casa e o volante AMARAL empatou a favor dos cariocas. O resultado foi muito bom para o FLAMENGO. No jogo de volta, na próxima quarta-feira, dia 2, às 21:50 horas, no MARACANÃ, o RUBRO-NEGRO pode ser campeão com um empate sem gols. Se o placar de hoje se repetir, a disputa vai para os pênaltis.

A praga dos rachas em SÃO PAULO, um crime que faz parte do cotidiano da capital, fez mais uma vítima nesta madrugada. JÉSSICA BUENO RODRIGUES DA SILVA, de 22 anos, mãe de uma menina de 4 anos, morreu atropelada por um motorista que participava de um racha na Ponte do PIQUERI, zona norte. Ela se preparava para ir a um show quando foi atingida por um veículo em alta velocidade, mesmo estando na faixa de pedestre. Namorado e amigos viram JÉSSICA ser arrastada por cerca de 200 metros. A batida foi tão violenta que a jovem foi parar dentro do carro. Ela morreu ainda no local. O motorista VÁGNER FRAGA FERREIRA fugiu sem prestar socorro à vítima. Ele está foragido. O delegado que investiga o caso, MARCEL DRUZIANI, disse que o motorista será indiciado por homicídio doloso. O delegado afirmou ainda que não foi encontrada nenhuma bebida alcoólica dentro do veículo. Dor e revolta foram os sentimentos que marcaram o velório e o enterro de JÉSSICA. A família está inconformada com o que aconteceu.

Uma estudante de 18 anos se safou de um seqüestro relâmpago graças a intervenção de seu namorado, que pediu para os bandidos o levarem sozinho na ação criminosa. O crime aconteceu quando o casal chegava na casa do rapaz pela madrugada, por volta da meia-noite, na Rua RUBENS MONTANARO DE BORBA, região de INTERLAGOS, zona sul da capital. Liberada pela dupla de bandidos, a mulher ligou para a polícia dizendo que o carro da vítima, uma SAVEIRO de cor prata, tinha rastreador.
Durante as buscas, policiais civis cruzaram com os bandidos na Rua ELISEU BORGES, VILA JOANIZA, na zona sul. Houve troca de tiros e MÁRIO DA SILVA MORALE,de 23 anos, foi baleado no ombro. O comparsa LEANDRO FERREIRA, de 22, não se feriu. Duas horas e meia depois de ser seqüestrado, o jovem, que também é estudante e tem a mesma idade da namorada, foi libertado do cativeiro, localizado em uma favela do JARDIM MIRIAM. Antes da prisão, a dupla ainda fez saques em caixas eletrônicos com o cartão bancário da vítima.

A festa para comemorar o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, no VALE DO ANHANGABAÚ, nesta tarde, não terminou bem para o prefeito FERNANDO HADDAD. O petista foi vaiado pela grande maioria dos presentes. O público jogou latas de refrigerante e cerveja e garrafas de água em direção ao palco onde estavam as autoridades. O secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, NETINHO DE PAULA, que é negro, até tentou acalmar os ânimos pedindo calma, mas de nada adiantou. No final do evento, em rápida entrevista, HADDAD se limitou a responder que “é um ano de protesto e tem de se acostumar”. O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA também foi marcado pela marcha que bloqueou o trânsito de veículos na Avenida PAULISTA e na Rua da CONSOLAÇÃO. O grupo, depois, foi até o VALE DO ANHANGABAÚ com faixas e cartazes pedindo a desmilitarização da polícia e lembrando a morte do estudante DOUGLAS RODRIGUES, no JAÇANÃ, assassinado por um policial militar.

A ativista brasileira ANA PAULA MACIEL deixou, hoje, o centro de detenção em que estava presa, em SÃO PETERSBURGO, na RÚSSIA. Segundo GREENPEACE, ela foi a primeira do grupo de 28 ativistas e dois jornalistas a ser libertada após o pagamento de fiança. Até o momento não foram informadas pela Justiça russa as condições e restrições impostas aos ativistas beneficiados com a liberdade provisória. Também não foi divulgado se a brasileira poderá deixar a RÚSSIA ou receber visitas. Segundo a organização não governamental, as informações devem ser esclarecidas nos próximos dias.

Os pescadores de uma aldeia destruída pelo tufão HAIYAN, em TANAUAN, começaram a construir embarcações a partir de geladeiras abandonadas, pedaços de madeira e bambus. Os filhos de um pescador deram a idéia para o pai construir uma embarcação para eles brincarem. Em seguida outras foram feitas com o intuito de retornar a pescaria. As autoridades das FILIPINAS elevaram, para 4.011 o balanço provisório das mortes provocadas pelo supertufão, que no dia 8 de novembro devastou a região central do país.

A Assembléia Nacional da VENEZUELA aprovou na terça-feira, dia 19 de novembro, a LEI HABILITANTE, que dá ao presidente NICOLÁS MADURO mais poderes para governar, mediante a emissão de decretos, durante 12 meses. A legislação faculta ao presidente a autonomia para expedir decretos com valor e força de lei sobre matérias pertinentes aos temas que o governo considere como necessidades e emergências do país.

A polícia francesa prendeu, hoje, um suspeito de três tiroteios na capital européia, segundo informou o promotor de Justiça de PARIS. O detido tem uma “forte semelhança” com o atirador, cujo rosto foi capturado por câmeras de segurança. O homem foi encontrado em um veículo parado em um estacionamento subterrâneo de BOIS-COLOMBES, a oeste de PARIS.

O Prefeito de NOVA YORK, MICHAEL BLOOMBERG, sancionou uma lei que proíbe a venda de tabaco para menores de 21 anos. Quem for pego cometendo a infração pagará multas de até 1 mil dólares (cerca de 2,3 mil reais) por violação no mesmo dia e de até dois mil dólares no segundo flagrante. O preço do maço de cigarros também aumentou e agora custará no mínimo, 10,50 dólares (cerca de 24 reais).
Essa deve ser a última das muitas iniciativas relacionadas à saúde pública que marcaram a era BLOOMBERG, que está a pouco mais de um mês de encerrar seus 12 anos à frente da Prefeitura. Com a nova lei, a cidade é a primeira dos ESTADOS UNIDOS a impedir que jovens adultos comprem cigarros. Empresas de tabaco e revendedores se opuseram à restrição de idade, alegando que ela empurrará os adolescentes para o mercado negro. Porém, durante o mandato de BLOOMBERG, o número de fumantes em NOVA YORK diminuiu quase um terço, para 14,8 % da população. Segundo o prefeito, embora ainda seja legal que adolescentes portem tabaco, a expectativa é evitar que os cidadãos experimentem cigarros na idade em que são mais propensos ao vício. Pesquisas indicam que 80% dos fumantes desenvolvem o hábito antes dos 21 anos.       




2 014    :    -   QUINTA-FEIRA
Hoje faleceram duas personalidades brasileiras. Um deles, Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, nasceu pobre, viveu os horrores do nazismo, foi obrigado a se separar de sua família nos campos de concentração, começou a trabalhar muito cedo, se tornou um grande empreendedor, construiu um império, criou uma das maiores redes varejistas do país e gerou milhares de empregos, sempre acreditou que era possível investir e fornecer credito às pessoas de baixa renda para que esses pudessem realizar seus sonhos de consumo. O outro, Márcio Thomaz Bastos, advogado, fez fama e muita fortuna defendendo assassinos, estupradores, estelionatários e saqueadores do dinheiro público. Foi o principal defensor dos ladrões envolvidos no escândalo do Mensalão, tentou enganar o Supremo Tribunal Federal com a tese de que o maior esquema de corrupção do país, que nos lesou em milhões de reais, era apenas uma prática comum, exercida pelos políticos em 'caixa dois' de campanha. Os dois se tornaram pessoas conhecidas nacionalmente, mas, no país onde o 'malandro' é o bom e o honesto é otário, adivinhe qual deles foi velado na Câmara dos Deputados e recebeu o chororô de pessoas importantes???

Vamos hoje até CAMPO GRANDE, a fim de condecorar com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, autoridades indicadas pelo CORONEL ÁUREO RIBEIRO VIEIRA DA SILVA, atualmente servindo em BRASÍLIA. Só que a solenidade de entrega das medalhas será amanhã, dia 21, na sede da FEB, cujo presidente é o Senhor AGOSTINHO GONÇALVES DA MOTA.
From: Thiago Costa
To: 'zanon'
Sent: Monday, November 17, 2014 1:54 PM
Subject: Confirmação AZUL - MARIO VENTURA


PREMIER TURISMO EMPRESARIAL
Usuário: THIAGO COSTA
Telefone (comercial): 55 67 30263360
Telefone (emergência):

Dados da Emissão

E-Ticket 222 - 0005521092
Localizador A589QV
Sistema Azul
Passageiro MARIO VENTURA (ADT)

Data Emissão 17/11/2014 por THIAGO COSTA

Itinerário

Saída
Chegada
Cia
Vôo
Classe
Escalas
Localizador Companhia

Sao Paulo - Guarulhos (GRU)
20/11/2014 às (12:05)
Campo Grande (CGR)
20/11/2014 às (12:55)
AD 5110
AZUL LINHAS AEREAS BRASILEIRAS
Y
0
--

Assentos

Passageiro
Origem
Destino
Assento

MARIO VENTURA
GRU
CGR
7C

Forma de Pagamento

Descritivo
Forma
Tarifa
Taxa Embarque
Taxa Serviço
Total

Bilhete
INVOICE
R$ 1097,91
R$ 24,03
R$ 109,79
R$ 1231,73








Resumo Geral das Transações

Descritivo
Total

Tarifa + Taxa + Remuneração do agente de viagem
R$ 1231,73

Por volta das 9:30 horas o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até o Aeroporto Internacional de GUARULHOS. Com vagar, faço o check-in e aguardo a partida do avião da AZUL, que me leva para CAMPO GRANDE. A viagem é tranquila e rápida. O SARGENTO IVO está à minha espera. Conduz-me até o HOTEL DE TRÂNSITO DO EXÉRCITO, onde sou instalado. Depois vamos conhecer a 30ª Circunscrição Militar, comandada pelo TENENTE-CORONEL LUCIANO DE SOUZA CRUZ.
A tarde desta quinta-feira, no HOTEL DE TRÂNSITO, posso descansar tranquilamente. Não temos nada programado para esta data. Apenas saio para conhecer as imediações do HOTEL e jantar no BOB´S da Rua AFONSO PENA, 2535. Observo muito a tranquilidade do povo que mora em CAMPO GRANDE.
Como pela manhã o meu computador não funcionou, uso o do HOTEL DE TRÂNSITO para conhecer as últimas mensagens que me mandaram. Sou obrigado a deletar várias deles a fim de não arrebentar com a capacidade da minha conta. Vou deitar cedo. Assisto programas de televisão.

Falece Márcio Thomaz Bastos (Cruzeiro, 30 de julho de 1935  São Paulo, 20 de novembro de 2014) foi um advogadocriminalista brasileiro. Foi ministro da Justiça do Brasil durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e durante três meses do segundo, entre 2003 e 2007.1
Formação e carreira:
Formado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (tradicional Largo de São Francisco) na turma de 1958, era casado com Maria Leonor de Castro Bastos.
Participou de seu primeiro júri em 1957, ainda na condição de solicitador acadêmico. Entre defesas e acusações, ao longo deste tempo, trabalhou em quase 1000 julgamentos perante o Tribunal do Júri, quase sempre defendendo gratuitamente acusados que não tinham condições de arcar com honorários advocatícios.
Na biografia de Bastos registra-se uma hiato entre sua formação em 1958 e a aproximação dos movimentos populares, notadamente com a participação´como assistente de acusação dos assassinos de Chico Mendes. O que não se registra é que durante a ditadura militar o advogado Bastos foi filiado à ARENA, partido pelo qual foi eleito vereador. o advogado Bastos foi o responsável pelas indicações para o STF feitas no Governo Lula, das quais resultaram a atual composição daquele tribunal.
Advogado exclusivamente de direito criminal, Márcio Thomaz Bastos atuou ao lado do Eliseu Buchmeier na acusação dos assassinos de Chico Mendes.
Foi fundador e chefe de um dos mais respeitados escritórios de advocacia criminal do país, no qual atuou até 2003, quando tornou-se ministro da Justiça, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Teve como sócios, até assumir a pasta ministerial, os advogados Sônia Cochrane Ráo, Dora Cavalcanti Cordani e Luiz Fernando Pacheco.
Em seu escritório, com sede em São Paulo, liderou a equipe de defesa do médico Roger Abdelmassih2 , condenado a 278 anos de prisão, hoje capturado, como também à defesa dos estudantes que, durante um trote, afogaram Edison Tsung Chi Hsueh, estudante de medicina encontrado morto em uma piscina da USP em 1999, dos estudantes que assassinaram um chefe - indio da aldeia pataxó em Brasília, que causou forte comoção nacional em 1997, em ambos os casos, os estudantes foram sentenciados e encontram-se em liberdade vigiada.
Em 2012, figurou como um dos advogados responsáveis pela defesa do estudante Thor Batista, filho do empresário Eike Batista acusado de causar a morte de um ciclista na BR-040 por excesso de velocidade.
Seu escritório aceitou a defesa do empresário Carlinhos Cachoeira, em crime de Colarinho Branco, esse de conotação diferente das dos outros, crimes considerados comuns, pois tem forte conotação política, devido ao novo paradigma do Código Penal.
Faleceu em 20 de novembro de 2014, em decorrência de problemas pulmonares.
Atuação pública[
Bastos em 2003, como ministro da justiça do Brasil.
Foi presidente da Seccional da OAB do Estado de São Paulo, gestão de 1983 até 1985, com participação no movimento pelasDiretas Já, e do Conselho Federal da OAB, de 1987 até 1989, período da Constituinte.
Em 1990, após a eleição de Fernando Collor, integrou o governo paralelo instituído pelo Partido dos Trabalhadores como encarregado do setor de Justiça e Segurança. Em 1992, juntamente com o jurista Evandro Lins e Silva, participou da redação da petição que resultou no impeachment do presidente da República.
Em 1996, defendeu uma campanha informativa, encampada pela OAB, para incentivar o voto consciente dos eleitores. A campanha visava ainda cobrar dos candidatos às eleições a divulgação dos financiadores de suas campanhas para que o público soubesse quem estava por trás de cada um deles.
Foi fundador, juntamente com Severo Gomes, Jair Meneghelli e dom Luciano Mendes de Almeida, do movimento "Ação pela Cidadania". Recentemente, ao lado de profissionais liberais como o criminalista Arnaldo Malheiros Filho, fundou o IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa.
Manteve várias ideias polêmicas, como a liberação da maconha e demais entorpecentes, controle externo do judiciário e ampliação das penas alternativas.
Foi advogado de Carlos Augusto de Almeida Ramos Cachoeira- Bicheiro que segundo Policia Federal é uma das pessoas suspeitas de formação de quadrilha e corrupção com membros infiltrados em várias áreas do governo.
Ministério da Justiça]
Como ministro da justiça do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacou-se pela reestruturação da Polícia Federal, bem como também pela aprovação da Emenda Constitucional 45 (conhecida como a Reforma do Poder Judiciário), e pelo Estatuto do Desarmamento; pela Homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, iniciativa das comunidades indígenas; e pelo início da reestruturação do Sistema Brasileiro de Concorrência (esse iniciado durante sua administração junto ao governo Lula), pela criação do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional - DRCI5 e pela Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro - ENCLA6 depois modificada para incluir o combate à Corrupção, passando a se chamar Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - ENCCLA.
Apesar de sua atuação como advogado de defesa nas mais importantes acusações de crimes de colarinho branco, em sua gestão como ministro, especialmente na reestruturação da Polícia Federal, no combate à lavagem de dinheiro, na cooperação jurídica internacional e recuperação de ativos ilícitos, que permitiram o substancial avanço nas investigações e persecução penal desses crimes.
Após cumprir um período de quarentena, retornou à advocacia em São Paulo, onde escritório de sua administração acompanha judicialmente o Caso de Carlinhos Cachoeira em processo antigo, no que se refere a organizações criminosas e que agora se encontra em Comissão Parlamentar de Inquérito Mista (CPIM) doCongresso Nacional, que procura equacionar o problema altamente complexo, da esfera Politica, do Crime organizado/Organização criminosa, no Brasil.
A ação desenvolve-se a partir de vários inquéritos interligados, da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência, já iniciados no governo Fernando Henrique Cardoso da versão moderna e coordenadora do Sistema Nacional de Inteligência do Brasil, que remontam a mais de dez anos de investigação a nível de Governo Federal.


Samuel Klein
Nome completo
Samuel Klein
Conhecido(a) por
fundador das Casas Bahia
Nascimento
Morte
20 de novembro de 2014 (91 anos)
São Paulo,
 Brasil
Nacionalidade
Cônjuge
Anna Klein (née Wangerin)
Filho(s)
Michael Klein
Saul Klein
Eva Klein
Oscar Klein
1
Ocupação
Procurar imagens disponíveis
Samuel Klein (Zaklików, 15 de novembro de 1923  — São Paulo, 20 de novembro de 2014) foi um empresáriobrasileiro, fundador da conhecida rede de lojas de departamento CASAS BAHIA. Nascido na Polônia numa família judaica, era naturalizado brasileiro.

Biografia]

Filho de Sucker e Sveza Klein, judeus, Samuel, com apenas oito anos de idade, aprendeu e começou a trabalhar com o tio como marceneiro até a invasão dos nazistas, quando foi levado para Majdanek com o pai. Majdanek era o terceiro maior campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial,e lá ambos foram obrigados a trabalhos forçados durante sua permanência. Sua mãe e cinco irmãos seus mais jovens, no entanto, foram levados para o Campo de Extermínio de Treblinka, nunca mais sendo vistos e, presumivelmente, mortos. Foi levado junto com outros prisioneiros paraAuschwitz-Birkenau em 1944, após a libertação da Polônia. Caminharam 50 quilômetros a pé até o rio Vístula (maior rio da Polônia).
Fugiu dos soldados numa tentativa ousada no dia 22 de julho. Suas palavras: "Fui me escondendo e entrando no trigal cada vez mais. Não sei para onde estava indo, mas tinha a certeza de me afastar do grupo." Passou a noite na plantação. Ao acordar, encontrou-se com polacos cristãos também fugidos, que o acolheram e ajudaram a fugir.
Samuel chegou a voltar para sua antiga casa, que estava totalmente arrasada. Trabalhou numa pequena fazenda nas proximidades em troca de comida. Com o fim da guerra, encontrou-se com a irmã Sezia e o irmão Salomon (que vivem em Nova Iorque).
Depois da guerra, os irmãos Klein foram para a Alemanha administrada pelos norte-americanos. Conseguiram reencontrar vivo o pai. Viveram em Munique de 1946 até 1951, tendo início sua carreira como comerciante, vendendo Vodka e Cigarro pra soldados americanos. Nesta grande cidade alemã, Samuel conheceu Chana, com quem se casou. Sentiram que era hora de deixar a Europa e reconstruir a vida em outro lugar.
O pai foi para Israel, junto com a outra irmã Esther. Samuel queria emigrar para os Estados Unidos, mas não conseguiu. A cota de emigração estava cheia. Decidiu ir para a América do Sul, onde tinha alguns amigos. Conseguiu visto para a desconhecida Bolívia e lá chegou com a esposa e o filho.
Em 1952 a Bolívia vivia uma situação social muito complicada, com disputas políticas violentas e uma revolução em curso. Klein recordou-se de uma tia que vivia no Rio de Janeiro. Com a mulher e o filho embarcou no primeiro avião de La Paz para a então capital brasileira. Em menos de dois meses conseguiu autorização para viver no Brasil.
Estabeleceu-se em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo com a família. Tornou-se mascate, vendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta, com uma charrete. Em cinco anos de dedicado trabalho, conseguiu capital para comprar uma loja e batizou-a Casa Bahia . Era a sua homenagem a seus fregueses, na maioria retirantes baianos vindo tentar a sorte na região. A pequena loja de Klein tranformou-se em um gigante varejista estando na Década de 2000 com 560 lojas e sendo o maior depósito de distribuição da América Latina3 . Décadas depois, Samuel passou a gestão da Companhia para seus dois filhos Michael e Saul, porém continuou a dar expediente de segunda a quinta regularmente, até se aposentar em 2012 .
Mesmo tendo apenas a Educação Primária3 , Klein sempre demonstrou extremo tino comercial, sendo um dos primeiros empresários no Brasil a acreditar e investir na oferta de produtos às camadas mais medianas e pobres do extrato social3 . Em entrevistas afirmou que: "Pela minha experiência, posso dizer que, quanto mais pobre uma pessoa, mais honesta ela é". Ainda quando era um mascate que vendia de porta em porta em São Caetano do Sul, Klein oferecia aos "fregueses" a possibilidade de pagar parcelado pelos pequenos produtos vendidos, o que foi o embrião do famoso "Carnê das Casas Bahia"3 . Justificava tal confiança em oferecer crédito a pessoas de baixa renda dizendo que: "...a riqueza do pobre é o nome".
Uma de suas ações comunitárias foi o apoio à reforma da sede do Macabi clube desportivo judaico, na Avenida Angélica. Quem conhecia o clube antes das obras e vai visitá-lo agora, fica surpreso com as novas e modernas instalações que encontra. Por essa razão, a Diretoria do Macabi decidiu dar ao edifício, totalmente reformado, o nome de Samuel Klein.[carece de fontes]

Morte

Klein morreu em 20 de novembro de 2014, vítima de insuficiência respiratória no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado havia quinze dias. Foi velado e enterrado no Cemitério Israelita do Butantã na tarde do dia 20 de novembro de 2014.
A espanhola María del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silva, a duquesa de Alba, aristocrata com maior número de títulos no mundo, conhecida por sua vida social e suas excentricidades, morreu nesta quinta-feira (20) aos 88 anos, informou um porta-voz da família.
"Ela faleceu esta manhã", afirmou um porta-voz do Palácio de Dueñas, residência da duquesa em Sevilha, a cidade andaluza onde vivia e onde foi hospitalizada no domingo (16) por pneumonia.
Ante o interesse da mídia sobre sua saúde, "por expresso desejo da paciente", de acordo com o hospital, a aristocrata havia sido transferida na terça-feira à noite para sua casa, onde foi cercada por sua família.
A duquesa de Alba era uma das personagens favoritas da imprensa espanhola, que organizou uma grande cobertura em 2011, quando a aristocrata excêntrica, conhecida por seus cabelos brancos encaracolados e sua espontaneidade,casou-se pela terceira vez com um funcionário 25 anos mais jovem.
O casamento foi contestado pela maioria de seus seis filhos. Acostumada a sempre fazer sua vontade, para convencê-los, a duquesa decidiu distribuir entre eles sua fortuna fabulosa.
Proprietária de vários palácios e numerosos terrenos, sua fortuna, uma das maiores da Espanha, é estimada entre 600 milhões e 3,5 bilhões de euros.
Seu filho mais velho, Carlos Martínez de Irujo, duque de Huesca, vai se tornar o próximo chefe da Casa de Alba, fundada no século XV e uma das famílias mais ilustres da Espanha, mas os títulos da duquesa, mais de 40, deverão ser distribuídos entre seus herdeiros.
Resultado de uma combinação complexa de casamentos entre os seus antepassados em toda a Europa ao longo das décadas, Cayetana, como era conhecida carinhosamente, guardava cinco títulos de duquesa, um de condessa-duquesa, 18 de marquesa 18 de condessa e mais um de viscondessa. Cayetana Fitz-James Stuart - Ducado de ALBA - Dona María del Rosario Cayetana Paloma Alfonsa Victoria Eugenia Fernanda Teresa Francisca de Paula Lourdes Antonia Josefa Fausta Rita Castor Dorotea Santa Esperanza Fitz-James Stuart y de Silva Falcó : Nascimento: 28 de março de 1926, Palácio de Liria, Madrid, Espanha - Falecimento: 20 de novembro de 2014, Sevilha, Espanha; FilhosEugenia Martínez de Irujo, 12th Duchess of MontoroCarlos Fitz-James Stuart, 14th Duke of Huéscar. CônjugeAlfonso Díez Carabantes (de 2011 a 2014), FiliaçãoMaría del Rosario de Silva, Duchess of AlbaJacobo Fitz-James Stuart, 17th Duke of Alba

No DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, o discurso de conscientização do desrespeito que os negros enfrentaram ao longo da história brasileira e da importância que a igualdade racial vem tomando no país estava mais na boca do público que foi ver os shows no VALE DO ANHANGABAÚ do que nas atrações do evento.
Pelo palco montado no local passaram PAULINHO DA VIOLA, BANDA BLACK RIO e alguns artistas estrangeiros como KEZIAH JONES, da NIGÉRIA, e INNER CIRCLE, da JAMAICA.
O público começou a chegar em maior número durante a apresentação de KEZIAH JONES, que deveria subir ao palco às 14:40 horas, mas começou a tocar por volta das 16 horas.
Quase não havia policiamento e os vendedores ambulantes fizeram a festa, vendendo água a 4 reais, lata de cerveja a cinco e garrafa de vinho químico a 10 reais.

Quem resolveu descer a serra hoje em direção ao litoral para aproveitar o feriado prolongado teve de ter paciência para encarar as longas filas na RODOVIA DOS IMIGRANTES. De acordo com a concessionária ECOVIAS, que administra o sistema ANCHIETA-IMIGRANTES, a estrada no sentido litoral paulista tinha 17 km de congestionamento no início da tarde. Mas quem decidiu madrugar para pegar a rodovia rumo à praia se deu bem e pegou as pistas livres. À tarde, a Rodovia RÉGIS BITTENCOURT registrou 20 km de trânsito, do km 332 ao km 352, sentido CURITIBA. No sentido SÃO PAULO, a estrada tinha 11 km de congestionamento do km 364 ao km 353. A RODOVIA DOS BANDEIRANTES sentido interior, teve trânsito do km 48 ao km 50.

A TAM alterou o número do voo JJ 3720 do dia 26 de novembro, que sai do Aeroporto de CONGONHAS às 8:30 horas em direção à BRASÍLIA (DF), para JJ 4732. Nessa data, o vidente JUCELINO NÓBREGA DA LUZ diz que haverá um acidente aéreo envolvendo a companhia. Nos dias 25 e 27, de acordo com o site da empresa, o número de voo volta ao original.

Um caso macabro de crime passional foi revelado hoje na BAIXADA SANTISTA, três dias após a localização de dois corpos carbonizados - incluindo o de uma criança - em um terreno baldio na cidade de SÃO VICENTE. O pedreiro CECIMAR ANTÔNIO DE SOUZA se entregou na Delegacia da Mulher de PRAIA GRANDE, onde está preso, e confessou os assassinatos de EUGÊNIA PATRÍCIA FERREIRA, 39 anos, sua ex-amante, e do filho dela, PEDRO HENRIQUE, de 2 anos. O suspeito era vizinho das vítimas em PRAIA GRANDE.
A SSP diz que os restos mortais foram localizados por volta das 19:20 horas de domingo na Avenida ULISSES GUIMARÃES, no JARDIM RIO BRANCO, área continental de SÃO VICENTE. Segundo informações do boletim de ocorrência, os corpos foram achados em avançado estado de decomposição e parcialmente queimados.

Uma troca de tiros entre dois suspeitos de roubo e a Polícia Militar deixou uma pessoa ferida nesta madrugada, na zona sul da capital. De acordo com a sala de imprensa da corporação, dois suspeitos em uma motocicleta roubada foram abordados por uma guarnição da Polícia Militar que fazia ronda na Avenida SANTO AFONSO, no JARDIM MIRIAM. A dupla não respeitou a ordem de parada dada pelos policiais e passou a atirar em direção à viatura policial, na tentativa de fugir. Um dos suspeitos foi baleado e encaminhado ao Pronto-Socorro do Hospital JABAQUARA. Não há informações sobre o estado de saúde. O outro suspeito conseguiu fugir - até esta noite ele não tinha sido preso. Nenhum policial ficou ferido durante a ação.

A Polícia Militar prendeu ontem em CERQUILHO, no interior, FABIANO FÉLIX SANTANA, de 30 anos. Ele é acusado de ter matado em agosto, com 60 tiros de fuzil, o diretor do Centro de Detenção Provisória de PRAIA GRANDE, CHARLES TEIXEIRA.  O homem era procurado havia 30 dias.

Um policial militar e outras quatro pessoas foram mortas na madrugada de ontem no GUARUJÁ, no litoral de SÃO PAULO. O PM estava de folga. A polícia não sabe dizer se os crimes têm ligação, porque ocorreram em diferentes pontos da cidade.

Depois da quebra do sigilo bancário de 16 suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção na PETROBRÁS, o BANCO CENTRAL já bloqueou cerca de 47 milhões das contas dos executivos investigados. A medida, solicitada pelo juiz federal SÉRGIO MORO, foi cumprida parcialmente pela falta de saldo em algumas contas. Todos os valores encontrados foram transferidos para uma conta da Justiça Federal na Caixa Econômica Federal.
O ex-diretor de Serviços da PETROBRÁS, RENATO DUQUE, teve 3,2 milhões de reais bloqueados. De acordo com depoimentos de investigados que fizeram acordo de delação premiada, DUQUE recebia propina enquanto estava no cargo. A defesa do ex-diretor nega as acusações.
O relatório do BC mostra que também foram bloqueados 8,5 mil reais na conta do empresário FERNANDO SOARES, conhecido como FERNANDO BAIANO, no CITIBANK, e 304 mil no SANTANDER. SOARES é citado em depoimentos como arrecadador de propina do PMDB. O partido diz não ter ligações com o empresário.
Nas contas do vice-presidente da construtora ENGEVIX, GERSON DE MELLO ALMADA, o Banco Central encontrou 22,6 milhões em cinco bancos. Entre os investigados pela PF, ele foi quem teve o maior valor bloqueado. O presidente da UTC, RICARDO PESSOA, tinha 10,2 milhões de reais em suas contas-correntes. As contas de VALDIR LIMA CARREIRO, presidente da IESA, e de ERTON MEDEIROS FONSECA, diretor-presidente da Divisão de Engenharia Industrial da GALVÃO ENGENHARIA, estão zeradas.
A presidente DILMA ROUSSEFF disse hoje que o governo não faz nenhum tipo de pressão para inibir a OPERAÇÃO LAVA JATO, e o país sairá mais forte deste processo por respeitar as regras do estado de direito.

Pelo menos oito pessoas morreram na sequencia da tempestade de neve que afeta o nordeste dos ESTADOS UNIDOS, segundo balanço divulgado na quarta-feira. Seis mortes foram registradas na região de BUFFALO - segunda cidade mais populosa do Estado de NOVA YORK. A forte queda de neve registrada naquela região deixou as estradas no caos, com ônibus e carros bloqueando acessos, e milhares de norte-americanos ficaram sem eletricidade.

Relatório da ONU, divulgado hoje, mostra que o número de mortos no conflito entre rebeldes separatistas e o Exército, no leste da UCRÂNIA, continua crescendo, apesar do acordo de cessar-fogo assinado em 5 de setembro. Pelo menos 4,317 pessoas morreram e 9.921 ficaram feridas de abril a novembro deste ano - o equivalente a 13 mortos por dia. O número de pessoas que deixaram a região para fugir do confronto, quase dobrou nos últimos dois meses: de 275 mil, em 18 de setembro, para 467 mil.   


2 015    :    -     SEXTA-FEIRA
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - Feriado que vai proporcionar o descanso necessário depois de alguns dias de intensas atividades, principalmente no dia 18, com a formatura dos mais de 2800 soldados no ANHEMBI e a solenidade de ontem na Assembléia Legislativa, em sessão solene proporcionada pelo Deputado Estadual CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, com entrega de Medalhas da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU e também dos Núcleos MMDC-LESTE e MMDC-IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32", da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Vou trabalhar na atualização de dias atrasados de minhas memórias e procuro também acertar datas truncadas em cadernos históricos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, principalmente nos anos de 1971 e 1972. No cair da noite deste sábado, retornando de VILA BARROS, onde costuma ir sempre, o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR passa pelo dissabor de ter o carro quebrado no retorno para casa. Pede, por telefone, que seu filho PAULO CÉSAR vá socorrê-lo, perto da PADARIA NEVADA.

Leio, pela internet, o DIÁRIO OFICIAL de 20 de novembro de 2015:
POLÍCIA MILITAR Decretos de 19-11-2015 Aplicando, à vista do acórdão prolatado pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo nos autos do Conselho de Justificação 0000754-36.2015.9.26.0000 – TJMESP (nº 257/2015 - processo de origem GS-1093-12-SSP), que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível Luiz Fernando Rodrigues da Veiga, 1º Ten PM RE 980932-5, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, decretando a perda de seu posto e patente, aplica-lhe a pena de Demissão, com fundamento no art. 23, I, alínea "c", e parágrafo único, da LC 893-2001, a produzir efeitos desde 10-9-2015; Promovendo, por invalidez, nos termos do art. 1º, §§ 1º e 3º, da Lei 5451-86, a contar de 1º-1-2014, ao posto de Major PM do Quadro de Oficiais Policiais Militares, o Capitão PM 862762-2 Celso Eduardo Guidette, à época do CBM.
Transferindo para reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel Med PM 883061-4 Wail Carmo Margeotto - 49º BPM/I - Jundiaí/SP (TLTS e FRCTS DP-3650/15 - Pr. 6.633.557/15). Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constitui- ção Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-14, o Maj PM 871342-1 Francisco Ferreira de Moura Neto - 46º BPM/M - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-3655/15 - Pr. 6.636.949/15)

Centenas de pessoas marcharam na tarde desta sexta-feira (20) para lembrar o feriado da Consciência Negra em São Paulo. A concentração ocorreu por volta das 13h no vão do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Às 15h, o grupo seguiu até o a Rua da Consolação e bloquearam a via no sentido do Centro.
De acordo com a Polícia Militar, não foi feita a estimativa de quantas pessoas participaram da marcha. A caminhada foi pacífica, com manifestantes carregando faixas e, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), deve terminar no Theatro Municipal, também no Centro. A PM acompanha os manifestantes durante todo o trajeto.
Também segundo a CET, o trânsito na região não foi afetado pela marcha.
Marcha das mulheres: Nesta semana, milhares de mulheres negras marcharam na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Elas defendem “uma reação conjunta contra o racismo”, afirma a secretária de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Iêda Leal, uma das organizadoras do ato.
Dois policiais civis foram presos por disparar tiros para o alto durante a marcha, realizada na quarta-feira (18). Um deles participava de um acampamento em frente ao Congresso, que pede a volta dos militares ao poder.
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) foi atingido por gás pimenta na confusão.
“As mulheres negras estão marchando para dar voz à nossa reação, mostrando que chega e que não vamos mais aceitar e nos conformar com a situação", diz Iêda. "O racismo é crime e existe no Brasil. Queremos iniciar um debate nas escolas, queremos que o Estado nos proteja com ações afirmativas, seja nas áreas de saúde, trabalho, moradia como na segurança
.”

Um policial militar de 26 anos teve sua moto roubada por dois homens na Avenida JOSÉ PINHEIRO BORGES, em ITAQUERA, no final da noite de ontem. O PM reagiu e baleou um dos suspeitos.
O adolescente de 16 anos foi encontrado momentos depois em uma comunidade próxima. Policiais Militares contaram que foram acionados e, ao chegarem ao local, encontraram o policial vítima de roubo.
Ele contou que estava parado no semáforo com sua YAMAHA vermelha quando dois indivíduos se aproximaram e exigiram que entregasse sua mochila e a motocicleta.
A vítima disse que cumpriu a ordem, mas ouviu quando o homem que conduzia a moto ordenar ao garupa para que atirasse. O policial relatou que, ao ver a arma apontada para ele, abaixou e disparou. A dupla fugiu. Momentos depois, policiais foram informados sobre a localização da moto, a 500 metros do local, com marcas de sangue.
Ao fazerem busca em uma comunidade conhecida como PREDINHOS DA GOIUTI, encontraram um dos suspeitos. Ele estava ferido e contou que havia roubado uma moto, mas a vítima reagiu. O menor foi levado ao pronto-socorro e será encaminhado à Fundação CASA. O outro participante do roubo continua foragido. O caso foi registrado no 24º Distrito Policial (ITAQUERA).

Pelo menos 36 pessoas ficaram feridas depois que um tornado atingiu a cidade paranaense de MARECHAL CÂNDIDO RONDON, no Oeste do Estado, segundo o Corpo de Bombeiros local. Na quinta-feira, uma tempestade se formou em pelo menos seis municípios da região e a massa de ventos e chuva se converteu rapidamente em um funil, formato típico de ciclones.
A intensidade do tornado foi F1, de acordo com a Escala FUJITA, que vai de 0 a 5, com ventos superiores a 115 km/h. Imagens aéreas feitas por socorristas do SAMU mostraram os estragos.
"Nesse caso, o potencial destrutivo é moderado, com força para arrancar árvores, levantar telhas, arrastar pessoas e carros", informou o meteorologista FERNANDO MENDES do Sistema Meteorológico do PARANÁ, que identificou a ocorrência do TORNADO.
O fenômeno atingiu regiões urbanas e foi mais forte do que o comum, o que explica o número alto de vítimas. Há 35 pessoas com ferimentos leves e escoriações e um homem, que caiu de um telhado, em estado grave, com politraumatismo. Em MARECHAL CÂNDIDO RONDON, pelo menos 1,5 mil casas foram afetadas pela passagem da tempestade, que também destruiu parcialmente 200 estabelecimentos comerciais, um ginásio de esportes e derrubou parte dos postes de eletricidade - 30% do município estava hoje sem energia elétrica. Há pelo menos 20 famílias desabrigadas. 

Cerca de 80 das 170 pessoas feitas reféns durante um ataque armado hoje ao hotel de luxo Radisson Blu, em Bamako, no Mali, foram libertadas.
O ministro da Segurança, coronel Salif Traoré, disse que a polícia libertou três dezenas de reféns e que outros conseguiram fugir sozinhos.
Homens armados atacaram hoje o hotel de luxo Radisson Blu, na capital do Mali, fazendo 170 reféns entre hóspedes e funcionários e matando pelo menos três pessoas.
Fontes da segurança disseram que os homens são jihadistas que chegaram ao hotel num automóvel com matrícula diplomática, entraram e começaram a disparar armas automáticas.
A França anunciou que vai enviar cerca de 40 policiais de uma unidade de elite.

A polícia francesa encontrou mais um corpo no apartamento onde Abdelhamid Abaaoud, o suposto mentor dos atentados em Paris, foi morto. A polícia levou dois dias para encontrar o terceiro corpo porque o apartamento foi arrasado pela explosão da mulher-bomba.
O corpo encontrado esta madrugada pode ser de uma outra mulher. A procuradoria da República em Paris confirmou nesta sexta-feira (20) que entre os mortos está Hasna Ait Bulahcen. No apartamento dos terroristas foi achada uma bolsa com um passaporte em nome dela. Hasna é supostamente prima do homem que comando os ataques em Paris, e que também morreu na operação policial.
Um vídeo mostra o diálogo de uma mulher, possivelmente Hasna, com os policiais no meio do tiroteio. Um deles gritou: 'cadê seu namorado?' Ela respondeu: 'não tenho namorado'. O policial insistiu na pergunta e o tiroteio continuou. Pouco depois uma das mulheres acionou o colete com explosivos.
A polícia de Paris também já sabe que Abdelhamid Abaaoud, que comandou os ataques, passeou tranquilamente numa estação de metrô enquanto os outros terroristas atacavam. A estação é perto da região onde eles agiram na última sexta-feira. Ele aparece em imagens das câmeras de segurança.
Nascido na Bélgica, Abaaoud foi para a Síria lutar com o Estado Islâmico e hoje o governo francês revelou que ele voltou à Europa pela Grécia, para comandar os ataques em Paris. Na Bélgica, o advogado do pai de Abaaoud disse que ele está aliviado com a morte do filho, que era um psicopata e um demônio e que se sente responsável pela radicalização do rapaz.
Investigações: Uma semana depois dos atentados em Paris, a França e outros países da Europa ainda enfrentam o risco de novos ataques. O estado de emergência francês proibiu toda aglomeração de pessoas pelo menos até segunda-feira. No sétimo dia depois do massacre, a França não quer deixar a data passar.
Uma semana depois dos atentados, o governo francês aponta o dedo: “a Europa já perdeu tempo demais". O alerta foi antes da reunião de ministros europeus da justiça e do interior. Eles discutem mudanças no sistema de proteção no bloco.
As idas e vindas dos terroristas do 13 de novembro expuseram as falhas de segurança. Abdel Ramid Abaud" era um conhecido da Interpol e circulou pelo continente como quis.
A comissão europeia sugere a criação de um serviço secreto europeu. O organismo coordenaria a inteligência de todos os países do bloco. A França cobra uma base de dados europeia sobre passageiros. O armamento pesado dos jihadistas colocou o combate ao tráfico de armas como um dos alvos da reunião. As buscas dão ideia do tamanho da urgência europeia, as buscas não param.
Pelo menos nove suspeitos foram detidos na Bélgica. Há uma operação antiterror andamento na Holanda e a polícia sueca prendeu um suspeito de planejar ataque terrorista.
As forças armadas francesas informaram que os alistamentos triplicaram depois dos ataques. De 500 para 1,5 mil por dia. O governo francês congelou o projeto para diminuir o aparato de segurança.
O estado de emergência francês proibiu toda aglomeração de pessoas pelo menos até segunda-feira. No sétimo dia depois do massacre, a França não quer deixar a data passar. Franceses prometem, pela internet, barulho e luzes às 21h20 desta sexta-feira.

20/11/2015 13h44 - Atualizado em 20/11/2015 22h01
Polícia do Mali invade hotel e liberta reféns sequestrados; há mortos
21 pessoas morreram, diz presidente do país, Ibrahim Boubacar Keita.
Ataque foi reivindicado por grupo terrorista malinês filiado à Al-Qaeda.
Depois de 8 horas de cerco, a polícia do Mali libertou reféns no hotel Radisson Blu, invadido por terroristas nesta sexta-feira (20), na capital Bamako. Durante o ataque, 170 pessoas chegaram a ficar em poder dos terroristas. Em declaração oficial pele televisão, o presidente do país, Ibrahim Boubacar Keita, afirmou que 21 pessoas foram mortas, incluindo dois sequestradores. Sete pessoas estão feridas.
Keita aproveitou para decretar estado de emergência por dez dias após os atentados, e três dias de luto.
Entre as vítimas está um cidadão americano, afirmou à CNN um oficial do departamento de Estado dos EUA.
Segundo a Reuters, agências governamentais americanas acreditam que os grupos terroristas Al-Mourabitoun e Al-Qaeda realizaram o ataque.
A postagem de uma conta do Twitter que se identifica como de propriedade do Al-Mourabitoun reivindicou o ataque.
O grupo é liderado pelo argelino Mokhtar Belmokhtar, que já foi membro do núcleo central da Al-Qaeda. Em junho, autoridades da Líbia afirmaram que ele tinah sido morto em um ataque aéreo americano, mas a informação foi negada pela Al-Qaeda quatro dias depois
Agências de inteligência, porém, ainda não conseguiram confirmar a autenticidade da mensagem.
Ex-colônia francesa, o Mali fica no norte da África e registra recentes conflitos como extremistas islâmicos. O hotel onde houve o ataque fica a 1,5 km da embaixada dos Estados Unidos.
O Pentágono informou que os 22 militares e funcionários civis do governo dos EUA que estavam na cidade estão a salvo. E que 6 cidadãos americanos foram tirados do hotel --o estado de saúde deles não foi informado.
O governo francês informou à Reuters que não tem notícia de cidadãos do país entre vítimas. A empresa Air France afirmou que 12 de seus funcionários estavam no hotel, mas foram libertados pela ação policial. A empresa cancelou todos os voos de Paris para Bamako previstos nesta sexta.
Em agosto passado, outro hotel no Mali foi alvo de um ataque, que terminou com 13 mortos.
Um turista divulgou um vídeo de dentro do hotel, durante o sequestro desta sexta; veja abaixo:
Os terroristas invadiram o hotel por volta das às 5h (horário de Brasília, 7h no Mali) desta sexta. No local havia 140 hóspedes e 30 funcionários, de acordo com a Rezidor, empresa americana que administra o Radisson Blu.
Segundo testemunhas, os agressores armados com fuzis AK-47 eram "jihadistas". Eles percorreram vários andares do hotel recolhendo reféns e se entrincheiraram no sétimo andar.
Alguns reféns foram liberados pelos próprios sequestradores, incluindo duas mulheres, após provarem que eram capazes de recitar versos do Alcorão. Quando percorriam os corredores do hotel, os agressores gritavam "Alá é grande".
Cinco horas depois do início do sequestro, uma primeira investida dos policiais e soldados  libertou algumas dezenas de reféns, mas, segundo a Rezidor, 138 pessoas permaneceram no hotel por até 8 horas, até a invasão das forças de segurança que pôs fim à ação.
Quem assumiu a ação: O chefe das forças de paz da ONU no Mali, Mongi Hamdi, afirmou que um possível motivo para o ataque é o fato de que diplomatas teriam uma reunião no hotel para discutir o processo de paz no país, que vive conflitos com extremistas islâmicos nos últimos anos.
O Al-Mourabitoun é filiado à rede terrorista internacional Al-Qaeda e atua primordialmente no norte do Mali.
Em comunicado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o que chamou de "horrível ataque terrorista" e se disse preocupado porque o ataque ocorre em um momento em que se podem constatar "importantes avanços no processo de paz" no país.
O presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, estava no Chade, outro país do norte da África, e falou à TV France 24 que seu país terá de se acostumar a situações como esta. "Devemos todos ter humildade. Ninguém, nenhum lugar está a salvo do risco de terrorismo", declarou.
Como grupo entrou: Segundo a administração do hotel, o ataque foi realizado por apenas 2 ou 3 homens. Forças de segurança, porém, estimam que 10 participam da ação armada.
O grupo entrou no prédio aproveitando a entrada de um veículo diplomático para o qual o portão havia sido aberto. Os terroristas chegaram a disparar contra o carro.
Conexão francesa: Em 2012, vários grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda se apoderaram de zonas do norte de Mali, que foi colônia francesa até 1960. Muitos foram expulsos da região após uma ação militar internacional iniciada em janeiro de 2013, proposta pela França.
A operação militar está em andamento porque algumas áreas ainda estão fora de controle do governo de Mali. No início, os ataques jihadistas se concentraram apenas no norte do país, depois se espalharam para o sul e para o centro.
Ainda na quinta-feira (19), o presidente francês, François Hollande, havia parabenizado tropas francesas pelo sucesso de uma série de operações no norte do Mali. O governo francês afirmou que fará todo o possível para ajudar a libertar cidadãos franceses que estiverem no hotel.
Segundo a rede de TV CNN, o governo francês chegou a enviar uma equipe tática de dez policiais de elite a Bamako nesta sexta-feira.
"Mais uma vez, terroristas querem marcar presença com barbáre em todos os lugares onde podem matar, onde possam causar impressão e assassinato", afirmou Hollande em pronunciamento. "Precisamos de nove ter firmeza e mostrar nossa solidariedade para com nosso amigo, o país do Mali."

2 016   :     -     DOMINGO
O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA cai num domingo. As entidades ligadas os movimento negro devem estar comemorando a data, mas, por ser domingo, isso passa desapercebido. Em minha biblioteca, num domingo muito tranquilo, posso atualizar toda a minha documentação. Aguardo uma semana com uma série de acontecimentos que, certamente, farão com que me desdobre nas atividades que teremos, já na segunda-feira, na Associação Comercial, à tarde, com a palestra marcada do CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI no Conselho Cívico e Cultural daquela Casa. Na terça, teremos um almoço no IV COMAR. No dia 23 está programada uma sessão solene na Câmara Municipal de SÃO PAULO. No dia 24, o 2º BPMM comemorará seu aniversário. Na sexta-feira, dia 25, entrega das honrarias do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, na APMBB e, em seguida, entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, no CENTRO MÉDICO.
Estou com problemas no novo celular. Pede uma senha para poder funcionar. Não sei que senha é esta. Com isso, mais de sessenta mensagens ficam sem ser lidas.  

O cheirinho do enea campeonato brasileiro está mais forte do que nunca nos lados do PALMEIRAS. O time bateu o BOTAFOGO por 1 a 0, e só não comemorou o título já hoje porque o SANTOS empatou (2 a 2) com o CRUZEIRO. Agora, a data da provável festa está marcada: domingo que vem, às 17 horas, também no ALLIANZ PARQUE, contra a CHAPECOENSE.
Com 74 pontos, o líder poderá ser campeão até com derrota, desde que o vice-líder SANTOS (68) não vença o FLAMENGO (67), terceiro colocado, no confronto direto entre as equipes, no MARACANÃ. Para o VERDÃO não depender de ninguém, basta empatar com a CHAPECOENSE e o jejum de 22 anos sem conquistar um BRASILEIRÃO terá fim.
Até que valeu a pena pela brincadeira, pelas provocações e pela empolgação carioca. Mas o tal “cheirinho de hexa” que a torcida do FLAMENGO tanto sentiu na arrancada do time durante o segundo turno do Campeonato Brasileiro se transformou em sabor de decepção.
Depois de abrir 2 a 0 sobre o CORITIBA, nesta noite, no MARACANÃ, o time carioca estava assumindo a vice-liderança e ainda seguia a cinco pontos do líder PALMEIRAS, com chances remotas de conquistar o título. No entanto, a reação dos paranaenses acabou com o sonho.
Com o 2 a 2 no placar, o RUBRO-NEGRO se mantêm na terceira posição, agora com 67 pontos, a sete do VERDÃO, e não tem mais como superá-los nas duas últimas rodadas.
A briga agora é para se manter entre os três primeiros para garantir vaga direta na fase de grupos da LIBERTADORES. Esta missão é mais simples, já que tem cinco pontos de vantagem em relação ao ATLÉTICO MINEIRO, quarto colocado, com 62 pontos.
O CAMPEONATO BRASILEIRO já tem três rebaixados à Série B do ano que vem. Depois das quedas de AMÉRICA MINEIRO e SANTA CRUZ na rodada passada, hoje foi a vez do FIGUEIRENSE se despedir da elite nacional com três rodadas de antecedência. Na BAHIA, os catarinenses foram goleados pelo VITÓRIA, por 4 a 0 e ganharam a indesejada vaga na Segunda Divisão da próxima temporada.
Agora, a última vaga para a Segundona do ano que vem ficará entre INTERNACIONAL (39), VITÓRIA (42), SPORT (43) ou CORITIBA (46). A equipe gaúcha, a única das quatro que nunca jogou a Série B, é a que corre mais perigo, já que ocupa a 17ª colocação no campeonato, a três pontos dos baianos.
Lembra-se daquele SANTOS instável, que perdia pontos para candidatos ao rebaixamento, vacilava em instantes cruciais e deixava escapar um bom resultado no fim do jogo? Então, ele voltou a dar as caras hoje, no MINEIRÃO. Mesmo assim, o torcedor tem o que comemorar.
Apesar de ter cedido o empate por 2 a 2 ao CRUZEIRO, aos 43 minutos do segundo tempo, e se distanciado da briga pelo título, o PEIXE recebeu um presentão poucas horas depois. Com o empate do SANTA CRUZ com o ATLÉTICO MINEIRO, no RECIFE, por 3 a 3, o time da BAIXADA está garantido na fase de grupos da LIBERTADORES do ano que vem.
Com 68 pontos, ainda na segunda posição, o SANTOS não pode mais ser ultrapassado pelo GALO, quarto colocado, com 62. O time mineiro chegaria, no máximo, aos mesmos 68, mas perderia para o PEIXE no número de vitórias (21 a 19).
A angústia do torcedor são-paulino neste BRASILEIRÃO parece não ter fim, assim como as atuações apagadas da equipe treinada por RICARDO GOMES. Nesta noite, mais uma vez, o TRICOLOR não jogou bem e acabou derrotado, fora de casa, pela CHAPECOENSE: 2 a 0. Para comemorar, apenas o fato de restarem somente dois jogos para o término do campeonato.

Não restam mais dúvidas de que ANDY MURRAY é o melhor tenista do mundo nesta temporada. Depois de assumir a primeira posição do ranking da ATP, há pouco mais de duas semanas, o britânico teve uma prova de fogo hoje contra NOVAK DJOKOVIC, ex-número 1, e se saiu muito bem, vencendo o sérvio por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.
O duelo aconteceu em LONDRES, na decisão do ATP FINALS (torneio que reúne os melhores da temporada) e valia a primeira posição no ranking. Mesmo nervoso nos minutos iniciais, MURRAY teve uma atuação do gala e, surpreendentemente, dominou o adversário durante todo o confronto. Selou a vitória sem grandes dificuldades.
Embora NOVAK DJOKOVIC tenha estado à frente durante todo o ano, o destaque da temporada do tênis foi ANDY MURRAY. Medalhista de ouro na Olimpíada do RIO, o europeu ainda levou o TORNEIO DE WIMBLEDON, os MASTERS 1000 de ROMA, XANGAI e PARIS. Hoje fechou o ano levando o ATP FINALS e ganhou os parabéns de seu adversário. “Definitivamente, MURRAY é o número 1 do mundo. Parabéns !, disse DJOKO.
Os corpos dos quatro policiais militares que morreram na queda do helicóptero da corporação ocorrida na CIDADE DE DEUS, na zona oeste do RIO, no sábado, não tinham marcas de perfurações por arma de fogo, de acordo com informações de ROBERTO SÁ, Secretário de Segurança do Estado do RIO. Ainda segundo ele, a aeronave também não apresentava marcas de disparo.
“O laudo de necropsia dos policiais que estavam no helicóptero já saiu. A perícia foi rápida e eficiente. Não há perfuração por arma de fogo nos corpos, a perícia está sendo feita pela Delegacia de Homicídios. Na aeronave, a perícia está sendo feita pela Aeronáutica. Até o momento, não se encontrou nenhum tipo de perfuração, mas é muito cedo ainda para qualquer conclusão”, afirmou o secretário.
O secretário foi hoje até o Batalhão de Choque da Polícia Militar, onde os corpos dos PMs identificados como o CAPITÃO WILLIAN DE FREITAS SCHORCHT, o MAJOR ROGÉRIO MELO, o SARGENTO ROGÉRIO FÉLIX RAINHA e o SUBTENENTE CAMILO BARBOSA CARVALHO foram velados e receberam honras militares.
Uma salva de tiros foi realizada durante a cerimônia.
Dos quatro policiais militares mortos, três foram enterrados no RIO. O outro policial foi sepultado em RESENDE no sul do Estado.
Segundo a PM, todos os policiais que estavam no helicóptero tinham mais de dez anos de experiência na corporação.
MICHEL TEMER se pronunciou sobre a situação de segurança no RIO lamentando a morte dos PMs. “Lamentável a morte dos quatro PMs que cumpriam o seu dever durante operação no RIO DE JANEIRO. A minha solidariedade aos familiares e amigos”, ressaltou.
A polícia realizou hoje uma operação na CIDADE DE DEUS. Com um suspeito, a PM apreendeu três fuzis e duas pistolas. Outros dois homens, com um radiotransmissor e porções de maconha, também foram detidos e encaminhados a uma delegacia.
O Ministério da Justiça deixou à disposição do governo do RIO DE JANEIRO militares da FORÇA NACIONAL para reforçar o policiamento na CIDADE DE DEUS.

Investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil foram para a CIDADE DE DEUS, na zona oeste do RIO, nesta tarde, após moradores da comunidade encontrarem ao menos sete corpos numa área de mata na favela.
Ao jornal O GLOBO, um morador da favela disse que os corpos tinham marcas de tiros e pareciam terem sido executados. O pai de uma das vítimas acusou policiais.
“A identificação desses mortos vai ser feita pela Polícia Civil. E é interessante que façamos o mais rápido possível porque estamos falando também de famílias. Não podemos deixar de falar aqui dos moradores da CIDADE DE DEUS, disse o coordenador de Comunicação da Polícia Militar, IVAN BIAZ.
Um vídeo divulgado numa página de moradores da favela no Facebook mostra o desespero de uma mãe que gritava após o intenso tiroteio pela procura do filho. “Vou procurar meu filho agora!.Meu filho está dentro do mato, morto! Morto! Morto! Eu vou entrar. O sangue é meu ! Eu sou mãe!, gritava a mãe aos policiais.

Uma jovem, de 25 anos, morreu após levar um tiro na nuca dado pelo companheiro na noite de sábado, em OURINHOS, interior de SÃO PAULO. Segundo a Polícia Civil, MAYCON NUNES DO NASCIMENTO, de 23 anos, teria atirado em JESSIKA BATISTA DOS SANTOS, após uma discussão na casa onde o casal morava.
A PM foi chamada e encontrou a vítima caída em frente a casa. JESSIKA chegou a ser socorrida, mas não resistiu ao ferimento. O suspeito fugiu e não foi localizado. Segundo amigos da vítima, JESSIKA tinha um filho de outro relacionamento e estava com MAYCON há um ano e meio.

O ex-governador do RIO ANTHONY GAROTINHO, que está sob custódia em um hospital particular, foi submetido a um cateterismo cardíaco hoje. Segundo MARCIAL NAVERRETE, médico responsável pelo tratamento do ex-governador, foi diagnosticada obstrução na coronária direita, que foi tratada com angioplastia e implante de “stent”, com sucesso. Após o procedimento, o paciente encontrava-se estável, em observação na Unidade Cardiointensiva. De acordo com o médico de GAROTINHO, “houve risco potencial ao paciente de infarto agudo do miocárdio, quando submetido à situação de estresse, como ocorreu com sua remoção intempestiva, inadequada e desnecessária”.

O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, MAURO MENEZES, afirmou que o colegiado analisará hoje se abre processo para investigar o ministro da Secretaria de Governo, GEDDEL VIEIRA LIMA, no episódio da demissão de MARCELO CALERO do Ministério da Cultura. CALERO disse que o motivo principal de sua saída foi a pressão que sofreu de GEDDEL para liberar um empreendimento imobiliário em SALVADOR, onde o ministro tinha comprado um apartamento.

Mais de cem pessoas morreram e 150 ficaram feridas hoje em um acidente ferroviário, no norte da ÍNDIA. Como muitos feridos estão em estado grave, o número de mortos ainda pode aumentar. O trem expresso saiu da linha férrea perto da cidade de KINPUR, às 3 horas, quando muitos passageiros dormiam. As operações de resgate prosseguiam para tentar achar sobreviventes ou corpos entre as ferragens.       


Nenhum comentário: