domingo, 6 de novembro de 2016

5 DE NOVEMBRO DE 2016 - SÁBADO







DIA     C I N C O     DE     N O V E M B R O     DE     2 016     -     S  Á  B  A  D  O.
79 anos, 10 meses e 9 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 120º DO ANO 67º 
58 anos e 152 dias na PMESP
57 anos e 264 dias na ESCOLA DE OFICIAIS - 20 924 dias – 499 052 horas.
53 anos e 57 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 236 dias no Posto de Coronel – 343 meses e 24 dias.
5 anos e 121 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 997 dias CORONEL - 24 anos e 327 dias na reserva.
11 081-663 000                      10 997-257 456                                 10 722-251 052.

DIA DO TRABALHADOR DO RAMO QUÍMICO
(APROVADO PELA CÂMARA EM 2004)
DIA DO CINEMA BRASILEIRO
DIA DA CULTURA E CIÊNCIA
DIA NACIONAL DO RÁDIO AMADOR

DIA DE SÃO ZACARIAS e SANTA ISABEL. Pais de SÃO JOÃO BATISTA, o precursor do MESSIAS. ZACARIAS era sacerdote e servia no templo quando um anjo do SENHOR anunciou a ele o nascimento de seu filho. Como duvidasse, ficou mudo até o nascimento da criança. SANTA ISABEL era parente de NOSSA SENHORA. Concebeu na velhice por intermédio de DEUS. O casal representa todos os pobres e oprimidos. Diz-se deles que seguiam todos os mandamentos de DEUS de modo irrepreensível. A SAGRADA ESCRITURA lhes faz em breves e concisas palavras um dos mais altos elogios que podem ser feitos sobre alguém: “Ambos eram justos diante de DEUS e seguiam todos os mandamentos do SENHOR”.

OS SEGREDOS, COMO AS MENTIRAS, NÃO DURAM PARA SEMPRE. CHEGA O MOMENTO EM QUE, DESAVISADAMENTE, ELES SÃO EXPOSTOS, E POR ISSO DEIXAM DE SER SEGREDOS. NADA DE MAL NISSO, APENAS O CONSTANTE PROCESSO DE REINVENÇÃO DA VIDA.

PASSARINHO QUE DORME EM NINHO DE MORCEGO SE VICIA E PASSA A DORMIR DE CABEÇA PARA BAIXO.

“MEU ÚNICO DESEJO É UM POUCO MAIS DE RESPEITO PARA COM O MUNDO, QUE COMEÇOU SEM O SER HUMANO E VAI TERMINAR SEM ELE – ISSO É ALGO QUE SEMPRE DEVERÍAMOS TER PRESENTE.”.
                                                                                          CLAUDE LÉVI-STRAUSS

602 a. começa o Concílio de CONSTANÇA, em 5 de novembro de 1414, que dura quatro anos, que resultou no fim do GRANDE CISMA DO OCIDENTE. Seus participantes acabam com a cisão na Igreja e condenam, por causa da heresia, JOÃO WICLET, JOÃO HUS e JERÔNIMO, de PRAGA, a morrerem na fogueira. Com a presença de 33 cardeais e 900 bispos, tem início do CONCÍLIO DE CONSTANÇA, o 16º da Igreja Católica. MARTINHO V foi eleito o novo sumo pontífice.
504 a. instalado em SÃO SALVADOR um movimento de independência, em 5 de novembro de 1511.
411 a. da NOITE DE GUY FAWKES:
Os ingleses têm algumas tradições muito curiosas. Uma das mais duradouras é a Noite de Guy Fawkes.
A cada 5 de novembro, imagens de Guy Fawkes são queimadas em fogueiras em todo o país. Fogos de artifício são disparados para celebrar o fracasso da "conspiração da pólvora", que, em 5 de novembro de 1605, tentou explodiu a Câmara dos Lordes, onde o rei James 1º deveria participar da sessão de abertura do Parlamento.
Guy Fawkes foi encontrado com 36 barris de pólvora na cripta sob o plenário da Câmara dos Lordes. Caso a explosão tivesse acontecido como planejada, o rei James e muitos parlamentares teriam certamente sido mortos, e o edifício, demolido pela detonação. Ao menos era esta a alegação e a intenção do complô de Guy Fawkes, e é este o evento celebrado a cada 5 de novembro. "Remember, remember, the Fifth of November" se tornou uma expressão popular. As fogueiras, entretanto, foram originalmente resultado de um ato parlamentar aprovado 400 anos atrás para que as pessoas recordassem a "pólvora e traição", e para criar um dia de ação de graças pelo "afortunado escape de James 1º dos malévolos conspiradores católicos".
O complô da pólvora também ficou conhecido como "traição dos jesuítas", já que o objetivo era restaurar sobre a Inglaterra a autoridade papal que Henrique 8º, o pai da rainha Elizabeth 1ª, havia repudiado devido ao seu desejo de se casar com Ana Bolena, a mãe de Elizabeth.
Guy Fawkes foi contratado para realizar o atentado, e assumiu o nome de "John Johnson" para se tornar zelador do Parlamento. Quando de sua detenção, ele supostamente teria bradado o seguinte: "Minha ex­plosão lançará todos vocês, mendigos escoceses, de volta às suas montanhas natais".
O rei James 1º era o rei James 6º da Escócia, que sucedeu a "rainha virgem", Elizabeth 1ª. James era filho da rainha Mary da Escócia, executada por ordem de Elizabeth.
Alguns historiadores alegam que o complô foi obra de sir Robert Cecil, principal ministro do rei James, que odiava os católicos. Guy Fawkes foi torturado por 72 horas. Em lugar de ser enforcado e esquartejado, como previa a sentença, ele se jogou do cadafalso e morreu ao quebrar o pescoço.
O grupo de protesto Anonymous usa máscaras de Guy Fawkes em seus protestos contra governos e o sistema, em todo o mundo: rostos brancos estilizados, com um largo bigode de pontas retorcidas para cima, acompanhado por uma estreita barba vertical. Isso inclui, é claro, o Brasil. ( Folha de S. Paulo - 07/11/2013
328 a. do início, em DEVON, na INGLATERRA, da REVOLUÇÃO GLORIOSA, movimento religioso que substituiu o rei católico JAIME II por sua filha, MARY, e pelo marido desta, ambos protestantes, em 5 de novembro de 1688. A revolução marcou o triunfo do Parlamento e a consolidação do protestantismo na INGLATERRA.   
245 a. do município de ITAPETININGA. A emancipação se deu em 5 de novembro de 1771.
190 a. inauguração, no RIO DE JANEIRO, da Escola de BELAS ARTES, a primeira instituição brasileira para ensino das artes plásticas, em 5 de novembro de 1826.
178 a. declarada a independência de HONDURAS, em 5 de novembro de 1838.
167 a. nasce RUY BARBOSA. Falece em 1o de março de 1923. Baiano, nascido em SALVADOR, no dia 5 de novembro de 1849, RUY BARBOSA estava alfabetizado aos 5 anos de idade; em 1866, ingressa na Faculdade de Direito do RECIFE, transferindo-se, após dois anos, para a Faculdade do Largo de São Francisco, em SÃO PAULO, quando começa a escrever para diversos jornais, dentre eles A INDEPENDÊNCIA e IMPRENSA ACADÊMICA, fundando, depois, o RADICAL PAULISTANO. De volta à BAHIA, ingressa no PARTIDO LIBERAL, sendo eleito deputado à Assembléia Legislativa Provincial da BAHIA, em 1878. No mesmo ano, elege-se deputado geral e se muda para o RIO DE JANEIRO, quando integra a comissão de Instrução Pública, lutando pela reforma do sistema educacional brasileiro. No governo provisório de DEODORO DA FONSECA, RUY assume o Ministério da Fazenda, com a intenção de promover a industrialização do País e livrá-lo da dependência do capital estrangeiro. Devido à oposição feita ao governo de FLORIANO PEIXOTO, RUY exila-se em BUENOS AIRES. De volta ao BRASIL, elege-se senador e briga pela anistia geral a todos os perseguidos durante os anos do MARECHAL DE FERRO. Em 1907 participa em HAIA, na HOLANDA, da SEGUNDA CONFERÊNCIA DA PAZ. Destacado pela imprensa internacional por sua brilhante participação, de volta ao BRASIL é saudado como a ÁGUIA DE HAIA. Candidato várias vezes à presidência da República, nunca fora eleito. Morreu em PETRÓPOLIS aos 73 anos. A GAZETA DE NOTÍCIAS de 2 de março de 1923 noticia sua morte com a manchete APAGA-SE O SOL. Na manhã do dia 10 de janeiro de 1931, na esplanada do TEATRO MUNICIPAL, foi inaugurado um monumento a RUY BARBOSA, comemorativo do jubileu de ouro de sua formatura. A iniciativa foi do Centro Acadêmico XI DE AGOSTO, sob o patrocínio de seu antigo presidente, JOSÉ CARLOS DE MACEDO SOARES. Ao ato, que se revestiu de grande solenidade, estiveram presentes o TENENTE JOÃO ALBERTO LINS DE BARROS, então interventor federal em SÃO PAULO, que descerrou o monumento; o prefeito municipal ANHAIA MELLO, que agradeceu a dádiva dos estudantes, além do professor SAMPAIO DÓRIA, representando a Congregação da Faculdade e orador do Centro Acadêmico XI DE AGOSTO; bacharelando ROMEU DE ANDRADE LOURENÇÃO, tendo feito uso da palavra, também, EURICO SODRÉ. Depois, no salão nobre da Faculdade de Direito, em sessão presidida pelo professor JOÃO ARRUDA, o homenageado foi saudado pelo professor VICENTE RAO, em nome da Congregação. Seguiu-se o discurso do orador oficial do Centro Acadêmico, bem como a manifestação do professor e ministro MÁRIO MAZAGÃO, em nome do ex-presidente que se achava impossibilitado de comparecer àquele ato, agradecendo de improviso o simpático gesto da mocidade acadêmica.
150 a. nasce o doutor CLARO MARCONDES HOMEM DE MELLO em PINDAMONHANGABA, em 5 de novembro de 1866. Formou-se em MEDICINA e foi diretor de uma casa de saúde no bairro de PERDIZES, onde fica a rua que leva seu nome. Também trabalhou no HOSPÍCIO DOS ALIENADOS. Morreu em 23 de fevereiro de 1924.
123 a. nasce SOBRAL PINTO, em 5 de novembro de 1893. Falece em 30 de novembro de 1991.
119 a. assassinato do MARECHAL MACHADO BITTENCOURT, Ministro da  Guerra no governo PRUDENTE DE MORAIS. Em 5 de abril de 1940, o Presidente GETULIO VARGAS, por um decreto-lei, tornou-o PATRONO DO SERVIÇO DE INTENDÊNCIA DO EXÉRCITO. Ganhou o apelido de MARECHAL DE OURO por seus atos de bravura, principalmente na BATALHA DE TUIUTI e na GUERRA DE CANUDOS, na qual dirigiu pessoalmente os trabalhos de reabastecimento das tropas, cuja eficiência contribuiu para a vitória. Como Ministro da Guerra, tentou defender a vida do Presidente PRUDENTE DE MORAIS, mas foi mortalmente atingido. Nasceu em 12 de abril de 1840.  Em 5 de novembro de 1897, PRUDENTE DE MORAIS estava no Arsenal da Marinha, atual Museu Histórico Nacional, na Praça Quinze, recepcionando o general SILVA BARBOSA e dois batalhões da coluna que combatera em CANUDOS. O aspençada do 10o. Batalhão de Infantaria, MARCELINO BISPO DE MELO, disparou contra o presidente a arma que tinha na mão direita, enquanto, na esquerda, segurava uma faca. O disparo não atingiu PRUDENTE DE MORAIS, e o coronel MENDES DE MORAIS golpeou com a espada o agressor que, mesmo derrubado, ainda conseguiu esfaquear mortalmente o marechal CARLOS MACHADO BITTENCOURT. O jornal DIÁRIO POPULAR publica a notícia da morte do então GENERAL MACHADO BITTENCOURT em sua edição de 5 de novembro de 1897. Outras notícias publicadas pelo jornal: chegou ao PARÁ o batalhão de polícia que esteve em CANUDOS. Trinta mil pessoas aguardavam o desembarque desta tropa, que desfilou debaixo de uma chuva de flores e de confeti. À capital da PARAÍBA chegou o 27º Batalhão de Infantaria, que regressou da BAHIA. Chegaram ao ESPIRITO SANTO o 7º e o 25º Batalhão de Infantaria que combateram na BAHIA. Vêm ambos com os efetivos muito reduzidos. O ministro da Marinha ordenou o regresso da divisão naval, destacada no porto da BAHIA. Até 15 de novembro deve chegar a esta capital. O jornal REPÚBLICA, de PORTO ALEGRE, está a publicar artigos recomendando a candidatura do doutor CAMPOS SALLES. Entretanto, no partido de que é órgão, há elementos avulsos que preferem a candidatura de LAURO SODRÉ e que a sustentarão nas eleições.
Notícia de última hora, de fato ocorrido no mesmo dia, veio incompleta. O ministro da guerra foi morto a punhalada, quando impedia que o assassino atingisse o presidente PRUDENTE DE MORAIS.  
118 a. nasce FREI DAMIÃO DE BOZANO, em 5 de novembro de 1898.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 5 de novembro de 1898: basta regressar a nossa memória um ano atrás, e ela nos dará em linhas gerais a tragédia havida em 5 de novembro de 1897, no arsenal de guerra, que custou a vida a CARLOS BITTENCOURT, quando o disciplinado e valente oficial, pouco antes regressado de sua missão militar e patriótica ao sertão de CANUDOS, se antepôs entre o corpo do venerando presidente da República e a lâmina assassina do BISPO, o frade do convento dos desorientados políticos.
Constou-nos hoje que a Companhia Viação Paulista foi vendida a um sindicato.
Depois de 15 de novembro a Comissão Central do Partido Republicano sofrerá uma reorganização, contando mais os nomes dos prestigiosos chefes doutores CERQUEIRA CÉSAR, PRUDENTE DE MORAES, BERNARDINO DE CAMPOS e RODRIGUES ALVES.
Os comissários americanos declararam não tomar conhecimento da soberania da ESPANHA nas FILIPINAS. 
116 a. realizada a primeira convenção constituinte de CUBA, em 5 de novembro de 1900.
109 a. nasce RUBEM BERTA, em 5 de novembro de 1907. Falece em 14 de dezembro de 1966.
107 a. um tratado entre BRASIL e URUGUAI estabelece livre navegação na fronteira entre os dois países, em 5 de novembro de 1909. O NEW YORK SUN informa que os revolucionários derrotaram as tropas do GENERAL ZELAYA e se apoderaram de LAS LAYAS. Houve cem mortos de cada lado dos combatentes.
Estão se realizando com animação extraordinária os funerais nacionais do príncipe ITO HIROBUMI, assassinado em KARBIU, por um patriota coreano fanático.
106 a. (RIO) No palácio do Catete realizou-se uma longa conferencia entre os senhores NILO PEÇANHA, presidente da República, ESMERALDINO BANDEIRA, ministro do Interior, e LEONI RAMOS, chefe de polícia. Nessa conferência ficou resolvido que seja proibido o desembarque, na segunda-feira, neste porto, dos frades que foram expulsos de PORTUGAL. 
106 a. (LONDRES) Confirma-se oficialmente em 5 de novembro de 1910 a notícia do combate no GOLFO PÉRSICO entre ingleses e persas. No combate ficaram levemente feridos o comandante do “PROSERPINE” e um capitão nas forças de exército destacadas na ÍNDIA. 
105 a. WOODROW WILSON é eleito presidente dos ESTADOS UNIDOS em 5 de novembro de 1911.
105 a. eleição em PERNAMBUCO põe fim a hegemonia de 22 anos de ROSA E SILVA, em 5 de novembro de 1911.
105 a. ITÁLIA declara oficialmente anexação da província de TRÍPOLI, em 5 de novembro de 1911.
105 a. búlgaros tomam de assalto fortificações em CONSTANTINOPLA e cortam fornecimento de água e comida, em 5 de novembro de 1911.
105 a. (BUENOS AIRES) Comunica um telegrama procedente de TUCUMAN que um violento ciclone passou hoje por aquela cidade ocasionando consideráveis prejuízos materiais. Deram-se vários desabamentos, ficando feridas algumas pessoas. Devido aos estragos produzidos na rede telegráfica foram interrompidas as comunicações com aquela cidade. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 5 de novembro de 1911).
104 a. publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, de 5 de novembro de 1912: (ROMA) A visita do MARQUÊS ANTONINO GIULIANO, ministro das Relações Exteriores, a BERLIM, é mais uma prova da completa harmonia de vistas existentes a respeito da situação política internacional entre as potências da TRÍPLICE ALIANÇA.
102 a. nasce PAULO AURISOL CAVALHEIRO FREIRE, no Município de GUARAREMA, em 5 de novembro de 1904. Era filho de RAPHAEL CAVALHEIRO e de dona ONDINA FREIRE CAVALHEIRO. Terminados os estudos secundários, matriculou-se no Seminário Maior de PIRAPORA DO BOM JESUS. Após receber as ordens sacras e celebrar a primeira missa, deu início ao seu ministério. Religioso movido por acentuado ardor cívico, participou do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. Foi vigário-coadjutor da Paróquia da CONSOLAÇÃO, Diretor do Arquivo da Cúria Metropolitana e do Boletim Eclesiástico, Juiz-Instrutor do Tribunal Eclesiástico, Capelão do Colégio Assunção e das Irmãs da Esperança, Vigário-fundador da Paróquia de SÃO GABRIEL ARCANJO do JARDIM PAULISTA e Inspetor Arquidiocesano de Ensino Religioso. Tinha, entretanto, o sonho de ser Capelão da Polícia Militar, do qual não fazia segredo. Amigo da Força Policial foi incumbido pelo Cardeal Arcebispo de SÃO PAULO, dom JOSÉ GASPAR DE AFONSECA E SILVA, de providenciar junto às autoridades competentes os primeiros passos para a criação de um serviço de assistência religiosa na FORÇA. À época, o Governador de SÃO PAULO era ADHEMAR DE BARROS. Depois de várias tentativas, de percorrer todas as unidades e falar pessoalmente com seus comandantes, o projeto não foi avante.
Há que se lembrar que desde a REPÚBLICA não se autorizara a criação de capelanias militares no país. Contando com o empenho do Interventor FERNANDO COSTA e de muitos militares católicos da FORÇA, particularmente do MAJOR JOSÉ HIPÓLITO TRIGUEIRINHO, Chefe da CASA MILITAR, e do CAPITÃO BENEDITO ANTUNES CHAVES, do CIM, AURISOL viu coroados seus esforços quando dom JOSÉ GASPAR, por ato de 5 de junho de 1942, reconhecendo que “.... aos nobres e dignos militares da Arquidiocese de SÃO PAULO também assiste o direito sacrossanto de possuírem ao lado um assistente eclesiástico que viva para os soldados, facilitando-lhes os meio de praticarem a religião, e identificando-se com a sua disciplina militar”, criou a CAPELANIA DE NOSSA SENHORA DOS MILITARES, dando-lhes por primeira sede a Igreja de NOSSA SENHORA AUXILIADORA, na praça CORONEL FERNANDO PRESTES, ao lado do atual QCG.
Por provisão da mesma data, dom JOSÉ GASPAR provê o PADRE AURISOL no cargo de Capelão da recém-criada capelania. O fato foi comemorado por uma missa de ação de graças, celebrada pelo próprio dom JOSÉ GASPAR, na Capela do Palácio Episcopal, e que contou com a presença das altas autoridades civis e militares de SÃO PAULO. Ainda na Interventoria de FERNANDO COSTA, sendo Secretário da Segurança Pública o doutor ACÁCIO NOGUEIRA, foi admitido no cargo de PRIMEIRO TENENTE, contratado para o cargo de Capelão Militar da FORÇA, o primeiro dentre todas as organizações militares Estaduais.
Foi promissor seu início no novo cargo, na parte espiritual, com a criação de confrarias e irmandades e com a criação de um Departamento de Assistência Social, destinado a regularizar as uniões informais e a reconciliação de casais desajustados no seio da FORÇA. Promovido a Capitão Capelão pelo Decreto-Lei 16.347, de 26 de novembro de 1946, a MAJOR (24 de maio de 1949), TENENTE-CORONEL (2 de janeiro de 1951) e a CORONEL em 24 de maio de 1958, no mesmo ano em que, sob sua coordenação, graças às doações de oficiais e praças da Corporação, concluíram-se as obras da Capela Militar de SANTO EXPEDITO, na rua JORGE MIRANDA.
Observe-se que até as obras da Capela, que haviam sido iniciadas em 1943, fossem concluídas, AURISOL celebrava missas nas dependências do próprio Hospital Militar. Atendia, com bom senso e profundo conhecimento humano, a todos os policiais militares, sem distinção de confissão religiosa, cooperando para pacificar conflitos e solucionar problemas domésticos, por vezes angustiantes, o que lhe valeu o respeito de seus camaradas, superiores e subordinados. A 11 de novembro de 1950, o Cardeal JOÃO BATISTA MONTINI, da Secretaria de Estado do VATICANO (futuro PAPA PAULO VI), comunicou à Arquidiocese de SÃO PAULO que o PAPA PIO XII concedia ao PADRE AURISOL o título honorífico de MONSENHOR CAMAREIRO SECRETO DE SUA SANTIDADE.
AURISOL, além de unir as famílias, cuidar de suas necessidades mais prementes e administrar a ocupação da vila militar do BARRO BRANCO, provendo moradia para os mais necessitados, foi um intelectual, cultor das letras históricas e da literatura. Tinha assento no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO e fez parte do corpo redatorial da revista “MILITIA”, na qual publicava constantemente trabalhos históricos e poesias épicas.
No dia em que completou 70 anos, a 4 de novembro de 1974, dando-se sua agregação, o Governador LAUDO NATEL, por meio do Decreto 4.878, concedeu-lhe o título de CAPELÃO HONORÁRIO DA POLÍCIA MILITAR. Atingida a idade limite, foi transferido para a inatividade em 11 de janeiro de 1975. No ocaso da vida, sábio e reconhecido, podia ser encontrado, sempre humilde e acessível, cultivando os jardins do Hospital Militar, hoje MUSEU PM e CAES. Faleceu às 17 horas do dia 5 de janeiro de 1979 e foi sepultado no cemitério do Santíssimo Sacramento, na Capital. Pelo Decreto nº 13.097, da mesma data, o Governador PAULO EGYDIO, determinou que ao extinto fossem concedidas todas as honras militares e seu féretro realizado às expensas do Estado. Respeitado no seio da Igreja, admirado por altas autoridades do BRASIL e do exterior e pela unanimidade da Polícia Militar, AURISOL partiu sem legar bens materiais. Deixou duas irmãs, residentes na cidade de SANTOS. Dentre os 31 elogios que sua folha registra, destaca-se, no corpo de elogio que o Comandante Geral lhe consignou, em 1962, a síntese de sua marcante personalidade: “Nele, a cruz e a espada se entrelaçam para proporcionar conforto espiritual”.   
102 a. GRÃ-BRETANHA, FRANÇA e RÚSSIA declaram guerra ao IMPÉRIO OTOMANO e a GRÃ-BRETANHA ocupa o CHIPRE, em 5 de novembro de 1914.
 100 a. ALEMANHA e IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO proclamam a criação do REINO AUTÔNOMO POLONÊS, em 5 de novembro de 1916.
  88 a. o monte ETNA, situado na região da SICÍLIA, na ITÁLIA, entra em erupção e destrói completamente a vila de MASCAIR, em 5 de novembro de 1928.
  85 a. Um ano após a Revolução de 1930 e um ano antes do Movimento Constitucionalista de 1932, no dia 5 de novembro de 1931, foi fundada a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, por funcionários da Secretaria da Agricultura. José Victor de Carvalho foi seu mentor e 1º. Presidente. Um grupo de funcionários públicos elaborou o 1º. Estatuto da entidade que foi aprovado e editado em 1931. O Estatuto Social estabelecia como Missão da entidade: “Promover e cimentar a união entre os funcionários públicos, a fim de nos tornar e manter sempre solidários e coesos entre si, de modo a constituírem uma classe harmoniosa e poderosa, respeitável pelos seus trabalhos, pelos seus atos e justas aspirações”. Eclodindo a Revolução Constitucionalista de 32, muitos funcionários públicos integraram a linha dos combatentes. Muito desses combatentes também se tornaram associados e até foram membros do Conselho Deliberativo da entidade. O último deles, o Conselheiro Tito Martins Nogueira de Noronha faleceu no ano passado, já com idade avançada. Enquanto isso sucedia com a nossa Associação, a Câmara Municipal Paulista, como acontecia com as demais Câmaras Municipais Brasileiras, em razão do golpe com a Revolução de 1930, teve seus membros depostos e suas atividades suspensas, por decreto do então presidente Getúlio Vargas. Em 1935, em razão da nova ordem constitucional de 1934, foi promulgada a Lei Orgânica dos Municípios, e a Câmara Municipal de São Paulo voltou a funcionar no Palácio do Trocadero, localizado atrás do Teatro Municipal. Em 1937, em razão do Estado Novo, a Câmara Municipal foi novamente fechada. Somente com o fim do Estado Novo, em 1945, promulgada a Carta de 1946, a Câmara Municipal voltou às suas atividades com eleição de vereadores. Mas, após vencer turbulências políticas, a Câmara Municipal conseguiu sua consolidação em 1º de janeiro de 1948, quando 45 vereadores eleitos tomaram posse. A Câmara ocupou o Palacete Prates, na rua Líbero Badaró. A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, no transcorrer do período inicial da sua existência teve sedes que já asseguravam sua consolidação como entidade associativa. Assim, em 1932, ocupava prédio na Rua Senador Feijó, nº. 04. Em 1934 teve espaços no Edifício Martinelli e na Rua José Bonifácio, nº. 22, até o ano de 1952, quando se mudou para sua sede própria no edifício CBI, na rua Formosa. Em 07 de setembro de 1969 foi inaugurada a sede própria da Câmara Municipal de São Paulo, o Palácio Anchieta, a Casa dos Paulistanos. Por sua vez, em 1975, a AFPESP, mudou-se para sua grandiosa sede no Palácio Luso Júnior, onde se encontra até a presente data. Faço essas observações históricas para lembrar que a Câmara Municipal de São Paulo e a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo tiveram uma evolução de crescimento e trilharam caminhos paralelos direcionados para objetivos comuns. A Câmara Municipal, como representante dos munícipes, tem como dever agir no interesse comum da municipalidade, voltado para a boa administração pública, de responsabilidade dos funcionários públicos municipais. A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo cumpre o compromisso estatutário de tornar os funcionários públicos uma classe harmoniosa e poderosa, respeitável pelos seus trabalhos, pelos seus atos e justas aspirações. Trata-se de compromisso histórico de valorização do servidor público, na linha da sua segurança jurídica, na qualidade de vida para si e para sua família, a partir da justa remuneração, na instituição de plano de carreira, nas condições de trabalho e no sistema seguro de previdência – para que tudo possa refletir na boa qualidade dos serviços prestados para atender as necessidades da sociedade na linha da eficiência e qualidade. Na verdade, o servidor público, é o executor dos programas de educação, saúde, habitação, saneamento, transporte, segurança, justiça, dentre outros; todos, voltados à melhoria da condição de vida da população, principalmente a mais carente. A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo nestes seus 80 anos de existência, congrega mais de 230 mil associados, servidores públicos estaduais, municipais e federais. Cumpre as justas aspirações de seus associados oferecendo-lhes 14 hotéis de lazer, com hospedagem subsidiada e 21 Regionais que lhes prestam atendimento em todo o interior do estado. Oferece serviços de saúde, turismo, esporte, cultura, além da Academia de Letras e da educação, por meio da Escola AFPESP, com cursos de interesse dos servidores públicos principalmente disponibilizado pelo sistema “on line”, de ensino à distância. No dia 28 de abril de 2011, na Câmara Municipal de São Paulo, foi realizada Sessão Solene em Comemoração aos 80 anos da AFPESP. Como Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, em nome da sua Diretoria Executiva, dos seus Conselhos Deliberativo e Fiscal e de todos os 230 mil associados, agradeço do fundo do coração a honrosa homenagem prestada à nossa Associação, pelo seu ilustre Presidente, Vereador José Police Neto e que contou com a iniciativa do ilustre Vereador Gilberto Natalini, que é nosso estimado associado. Antonio Luiz Ribeiro Machado (31/5/2011)
  79 a. FILINTO MÜLLER, chefe de Polícia do Distrito Federal, impõe censura a rádios e jornais, em 5 de novembro de 1937.
  78 a. nasce CÉSAR LUÍS MENOTTI, em 5 de novembro de 1938, técnico da seleção Argentina campeã mundial em 1978. 
  76 a. FRANKLIN DELANO ROOSEVELT é reeleito presidente dos ESTADOS UNIDOS, pela terceira vez, em 5 de novembro de 1940.
  73 a. nasce o CORONEL PM Ref VALDEMAR GONÇALVES em 5 de novembro de 1943.
  67 a. da cerimônia inaugural da herma de RUY BARBOSA no centro do “SALÃO DOS PASSOS PERDIDOS” no PALÁCIO DA JUSTIÇA, em 5 de novembro de 1949. Essa cerimônia foi presidida pelo então desembargador THEODOMIRO DIAS, com a presença do Governador do Estado, ADHEMAR DE BARROS, do Cardeal Arcebispo de SÃO PAULO, dom CARLOS CARMELO DE VASCONCELOS MOTA, além do Secretário da Justiça, CÉSAR LACERDA DE VERGUEIRO e do Magnífico Reitor da USP, Professor MIGUEL REALE. A oração oficial foi proferida pelo desembargador ANTÃO DE MORAES, com apoio no tema escolhido pelo homenageado, síntese de sua vida pública, ao paraninfar os ginasianos do Colégio ANCHIETA, em NOVA FRIBURGO: “estremeceu a Pátria, viveu no Trabalho e não perdeu o Ideal”, que GALILEU EMENDABILI gravou no pedestal de granito, suporte do busto do paladino das liberdades públicas.
  63 a. DAVID BEN GURION, primeiro-ministro de ISRAEL, renuncia e MOSHE SHARETT assume em seu lugar a liderança do país, em 5 de novembro de 1953.
  53 a. das anotações feitas em 5 de novembro de 1963 (terça-feira). ANO 14º - MÊS 4º - DIA 119º - 5 anos e 153 dias na FORÇA PÚBLICA – 60º dia como ASPIRANTE – 47º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Meu serviço de Oficial de Dia impôs que fiscalizasse os alojamentos e, fazendo isso, constatei muitas irregularidades que foram sanadas.
Uma senhora vem à minha presença querendo conversar com o Comandante. É casada com um dos nossos soldados e seu marido encontra-se no mau comportamento. Esse soldado já sabe que será excluído, tendo em vista o seu não engajamento face a sua nota de corretivos. O TENENTE-CORONEL JOSÉ VILELLA SANTOS não quis nem ver a mulher, pois a mesma iria chorar sua desgraça, contando que tem três filhos e que a exclusão de seu marido vai trazer conseqüências graves. Tudo isso ela falou para o Oficial de Dia, causando-me uma situação nada boa, mas que pouca coisa posso fazer.
Com um atraso de quase uma hora, passo o serviço de Oficial de Dia para o 2º TENENTE OLEGÁRIO HAMILTON DE CARVALHO. Quando eram mais de 10 horas deixo o quartel. Chego em meu lar mais cedo do que de costume e encontro minha mulher completamente descontrolada. Dizia muitas bobagens, não querendo compreender a minha vida profissional e os compromissos que tenho na Força Pública. Para ela só existem dúvidas e não quer compreender de maneira alguma que meu serviço requer despreendimento. Sua conduta é tão aterradora que sou obrigado a deixar minha casa para evitar tola discussão. Procuro me distrair nas imediações do quartel do CFA. Converso com o SOLDADO BISPO, com o alfaiate ANTONIO e com o senhor MATOS. Depois prefiro andar para esquecer as cenas desagradáveis que minha mulher aprontou em casa. Vou até à FAZENDINHA, com a intenção de visitar TIA IRENE, mas não a encontro em casa. São 15 horas quando retorno ao meu lar. Encontro minha mulher já bem melhor. Parece que caiu em si e compreendeu seus erros.
Nessa noite não assisto programas de televisão, preferindo deitar cedo.  
52 a. dos registros dos fatos acontecidos em 5 de novembro de 1964 (quinta-feira). ANO 15º - MÊS 4º - DIA 119º - 6 anos e 154 dias na FORÇA PÚBLICA - 166 dias como 2º TENENTE - 413 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Recebo a visita de tio RENATO FONSECA, no Batalhão. Meu tio quer ser sócio do Clube dos Oficiais da FORÇA PÚBLICA e, apesar de estar um dia horrível nesta sexta-feira, levo-o até o Clube com a autorização do COMANDANTE NÓBREGA. Com toda a sinceridade, apesar de ser sócio do Clube desde 7 de setembro de 1963, não conhecia ainda a sede. Tio RENATO FONSECA recebeu a proposta para ser sócio nas seguintes bases: pagará 70 mil cruzeiros de jóia na entrada e 20 mil em 7 meses restantes. Ele foi embora quase às 10 horas. Permaneço no clube até quase 12 horas, conhecendo suas dependências.
Neste final de expediente no quartel tenho muito trabalho para liquidar com a papelada da secretaria. Nesta data completo dez meses corridos como secretário do BG. COMANDANTE NÓBREGA, que espera ansiosamente sua passagem para a reserva, vê passar mais uma semana comandando o BATALHÃO DE GUARDAS.
Ontem, dia 5, iniciei as aulas na Olaria da FP, preparando os subtenentes NERCÍLIO, MOURA e OSCAR para os exames de ingresso no Q.O.A.A. cujos exames já estão marcados para dezembro: dia 16 - Português; dia 21 - Aritmética; dia 23 - Geografia e, dia 24- História. Chego mais cedo em casa, por volta das 20 horas, pois o local das aulas fica mais perto do meu lar.   
Exército assume o poder na BOLÍVIA. PAZ ESTENSORO foge em carro blindado e toma um avião para o CHILE. Imediatamente depois,  o Exército e os carabineiros de LA PAZ, que haviam aderido à revolução, ocupam o Palácio do Governo.
Nesta data temos um projeto de lei da Assembléia, sobre um abono de 40 mil cruzeiros para os funcionários públicos estaduais, que sobe às mãos do governador do Estado. Provavelmente esse projeto será vetado.   
  51 a. dos apontamentos de 5 de novembro de 1965 (sexta-feira). ANO 16º - MÊS 4º - DIA 118º - 7 anos e 154 dias na FORÇA PÚBLICA - 531 dias como 2º TENENTE - 778 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Data de pagamento. É um dos únicos dias durante o mês em que o tesoureiro é olhado com real respeito, até pelos seus superiores. É o dia em que todos o procuram, inclusive o próprio comandante.
Chego sereno no quartel. Nem parece que tenho sob minha guarda setenta e seis milhões de cruzeiros. Hoje não estou afobado: é o oitavo pagamento que faço desde que sou tesoureiro do batalhão.
Após a revista das 7 horas dirijo-me à FIF. Separo as quantias das Companhias e as distribuo aos respecitos comandantes: 1º TENENTE PLÍNIO VAZ (2ª Companhia). 1º TENENTE OMAR (3ª Companhia); CAPITÃO IRAHYBA DE PAULA ROSA (Companhia de Comando). Começo a pagar os oficiais e isso vai me tomar toda a manhã. Vem ao BG o TENENTE-CORONEL ALOÍSIO BORGES, Comandante do 9º BP. Como se sabe, penso em ir para essa Unidade e já falei com o TENENTE-CORONEL ALOÍSIO sobre isso. Parece que no mês vindouro, DEZEMBRO, quando saírem os 130 cadetes da Escola de Oficiais, realizar-se-á o sonho de minha transferência. Com isso certo que terei de enfrentar o Batalhão de Guardas até o final deste ano. Ontem conversei com o 1° TENENTE PAIVA NETO, Chefe da FIF do 9º Batalhão, e parece ser idéia do COMANDANTE ALOÍSIO colocar-me em seu lugar, pois ele é comandante da Companhia de VILA MARIA. Quero sair do BG unicamente por causa do intolerável MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA.
O expediente deste 5 de novembro transcorre voando. Quando vou querer almoçar ainda aparece o TENENTE RUI DARCI para receber.
O expediente da 1ª Companhia é realizado à tarde. Em vista disto, reúne-se os oficiais às 13 horas e, mais uma vez, fico após o expediente para pagar o Comandante dessa Companhia, CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS.
Somente vou deixar o BG às 18 horas. Viajar de ônibus nesse horário é um martírio. Os veículos passam completamente cheios e dificilmente param. Assim é que vou retornar ao meu lar quando são mais de 19 horas.
Em casa, assisto com minha esposa as novelas: A DEUSA VENCIDA (Canal 9) - NO CAMINHO DAS ESTRELAS (Canal 9) - UM ROSTO PERDIDO (Canal 4). CLUBE DOS ARTISTAS, pelo Canal 4. 
  50 a. do lançamento dos principais fatos que preencheram o dia 5 de novembro de 1966 (sábado). ANO 17º - MÊS 4º - DIA 119º - 8 anos e 154 dias na FORÇA PÚBLICA – 896º dia como 2º TENENTE – 214º dia na 2ª CI.
Quase nada dormi na noite que passou. Hoje levanto às 9 horas, bem como aquela que está ao meu lado e que vai à feira com dona ELVIRA. NINA completa hoje dezoito anos e passa um aniversário diferente.
Acompanho-as até o ponto de ônibus e parto para meu lar, levando comigo mais uma experiência de vida.
Chego em casa antes das 11 horas. Sinto-me cansado, mas somente vou deitar depois da refeição.
O sábado quase nada traz de especial. Há muita tranquilidade ao lado da família. Às 18 horas, assisto JOHNNY QUEST, no canal 5.
Depois vem as novelas que MARIA segue: REDENÇÃO e O ANJO MARCADO.
Vou até a casa do TENENTE EUCLIDES, reformado do Exército. Resolvo um problema de dívida que o  SARGENTO ARLY COSTA tem para com ele.
O sábado ainda me apresenta alguns programas de televisão, mas deito cedo nesta noite.
  50 a. na ITÁLIA, a cidade de FLORENÇA é inundada por uma cheia do RIO ARNO, em 5 de novembro de 1966.
  49 a. ocorre a prisão de integrantes da JUVENTUDE OPERÁRIA CATÓLICA (JOC), inclusive do padre francês GUY THIBAUT, em 5 de novembro de 1967.
  48 a. da eleição de RICHARD NIXON à PRESIDÊNCIA DOS EUA, no dia 5 de novembro de 1968.
  38 a. Termina o I CONGRESSO NACIONAL PELA ANISTIA, em 5 de novembro de 1978. O encontro de três dias reuniu artistas, jornalistas, políticos, ex-presos, universitários, amigos e familiares de mortos e desaparecidos políticos. Ao final, foi divulgado o “MANIFESTO À NAÇÃO”, que reivindicava o fim da legislação repressiva e da tortura, a liberdade de organização e manifestação e, principalmente, a anistia ampla, geral e irrestrita. O médico HÉLIO BACHA assim se pronuncia: “Fui um dos fundadores do Comitê Brasileiro pela ANISTIA, em São Paulo. Naquele ano, organizamos o congresso. Tivemos que fazer uma rede de casas para receber as mais de mil pessoas que compareceram. Foi a coroação do movimento pela anistia, que depois desse evento se tornou realmente nacional”.
  37 a. das anotações de 5 de novembro de 1979: levanto às duas horas da madrugada. Meu motorista, PM ANTÔNIO LOPES NEGRETTI, vem me buscar com seu carro. Às 3 horas, o TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ, Comandante Interino do CPChq, faz uma reunião com: TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES, MAJOR PM NIOMAR , MAJOR PM BRIZOLA e MAJOR PM ALUÍZIO. Começa o desencadeamento das ações de choque. Muitos piquetes de metalúrgicos nas Indústrias. A ordem é não intervir por enquanto. Na tarde, reuniões em igrejas e no Sindicato dos Metalúrgicos, na Rua do CARMO. Tudo dá em nada. Os metalúrgicos são pela continuação da greve. Partem agora para a Catedral da SÉ. Às 19 horas, temos a missa de sétimo dia por intenção da alma de SANTO DIAS DA SILVA. Nosso comandante vai para mais uma reunião no CPC. Ali, o Cmt Geral encontra-se com o TENENTE-CORONEL PM NEY, TENENTE-CORONEL PM BELICKAS, TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES, MAJOR PM BRIZOLA, MAJOR PM ALUÍZIO, MAJOR PM CARLOS DE CARVALHO, CAPITÃO PM FERREIRA DE SOUZA, CAPITÃO PM RENATO, CAPITÃO PM COURA e outros oficiais. Isso vai acontecer às 23 horas. As ordens são para reprimir os piquetes a partir das 04:30 horas. O Cmt Interino do CPChq distribui sua tropa. Vou chegar em casa depois das 24 horas. Hoje morreu OIRASIL WERNECK, um ex-PM que muito trabalho deu para a corporação por causa de suas ideías contraditórias.       
  35 a. da chegada do nosso companheiro de lutas no MMDS, CARMELO PASSOS DA SILVA, em GUARULHOS, no dia 5 de novembro de 1981. Hoje, ainda mantém contatos conosco, após ter trabalhado no MMDS (que foi extinto), na qualidade de assessor. Nos últimos anos sua presença, por motivos de saúde, não é freqüente.
  35 a. da ESTAÇÃO TATUAPÉ – METRÔ, inaugurada em 5 de novembro de 1981.
  34 a. da ROCAM - RONDAS OSTENSIVAS COM AUXÍLIO DE MOTOCICLETAS, pertencente ao 2o.BPChq, cuja inauguração aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em 5 de novembro de 1982.
  34 a. usina hidrelétrica de ITAIPU é inaugurada em 5 de novembro de 1982.
  33 a. falece o cineasta HUMBERTO MAURO, em 5 de novembro de 1983. Nasceu em 30 de abril de 1897. Pioneiro do cinema brasileiro é reverenciado pelos mais importantes diretores do CINEMA NOVO.  É chamado PAI DO CINEMA NACIONAL. Entre seus filmes: DESCOBRIMENTO DO BRASIL, BRASA DORMIDA, CANTO DA SAUDADE, SANGUE MINEIRO, TESOURO PERDIDO.
  31 a. falece o MARECHAL ODYLIO DENYS, em 5 de novembro de 1985.
  30 a. inauguração do novo COPOM, em 5 de novembro de 1986.
  25 a. do EXTRA SUPERMERCADOS, inaugurado em 5 de novembro de 1991.
  25 a. falecem: o ator FRED MAC MURRAY e o bilionário britânico ROBERT MAXWELL, em 5 de novembro de 1991.
  24 a. do encerramento do negócio envolvendo o FASHION CENTER LUZ e o CORPO DE BOMBEIROS, em 5 de novembro de 1992.
  23 a. do crime cometido pelo Governador da PARAÍBA - RONALDO CUNHA LIMA, baleando o ex–governador TARCISIO BURITY, no dia 5 de novembro de 1993.
  23 a. da prisão em flagrante do advogado FERNANDO INÁCIO, genro do contraventor CASTOR DE ANDRADE, no dia 5 de novembro de 1993. Ele foi detido quando tentava subornar o delegado MÁRIO COVAS com sete mil dólares para permitir e impedir a repressão ao jogo do bicho no Estado do RIO. Com essa prisão, foi descoberto um bem montado esquema de corrupção para tomar dinheiro dos principais banqueiros do jogo do bicho da cidade e que envolvia os principais líderes da cúpula da polícia civil do RIO. 
  20 a. da publicação em DIÁRIO OFICIAL da PENSÃO ESPECIAL concedida para ALICE FONSECA VENTURA, viúva do veterano de 1932, MÁRIO DA SILVA VENTURA, meu pai, no dia 5 de novembro de 1996. Lutou no BATALHÃO denominado JOSÉ BONIFÁCIO. Até hoje, ainda nada encontrei sobre sua participação na revolução, prova que o arquivo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC deixa muito a desejar. Fomos encontrar a documentação comprovando a sua participação na Revolução de 1932 na Prefeitura de POÁ, onde ele entrou com requerimento e anexou provas, para isenção de imposto predial. Com o falecimento de minha mãe, em 11 de maio de 2004, essa pensão foi extinta.
  20 a. autenticado o defeito que provocou a queda do FOKKER-100 da TAM, em 31 de outubro de 1996: falha no reversor. O acidente matou 99 pessoas em SÃO PAULO. A autenticação do defeito foi anunciada em 5 de novembro de 1996.
  20 a. BILL CLINTON é reeleito presidente norte-americano com 49% dos votos, contra 41% do seu rival, o republicano BOB DOLE, em 5 de novembro de 1996.
  19 a. transf. reserva: Cel. JOSÉ RODRIGUES DE SOUZA NETTO, em 5 de novembro de 1997.
  19 a. governo vende o controle acionário da COMPANHIA PAULISTA DE FORÇA E LUZ, a maior distribuidora de eletricidade do país. O grupo VBC (VOTORANTIM, BRADESCO e CAMARGO CORRÊA) vence o leilão em 5 de novembro de 1997. Outras anotações nesta data: nesta quarta-feira o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR vai buscar dona ESMERALDA com seu carro. Leva sua avó ao INSS. A mãe da LUCINDA passará pela nossa residência, mais tarde. LUCINDA conta-me que ontem faleceu o pai do nosso vizinho da frente, Senhor FRANCISCO. Isso aconteceu numa cidade do interior. No MMDS CARMELO lembra seus tempos de serviço na área centro (desde 1985) e de quando chegou, ainda jovem, em GUARULHOS.
Nesta tarde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebo um telefonema do CORONEL PM VALDIR SUZANO. Diz ele que o Comandante Geral, CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, marcou a data de 20 de novembro, às 10 horas, para a posse como Presidente do Conselho Supremo do MMDC. O CORONEL CANAVÓ ainda continua em BELO HORIZONTE. Mantenho contato telefônico com GERALDO FARIA MARCONDES sobre esse assunto. Faço contato com a Chefia do Gabinete do Cmt Geral, através do TENENTE PM MENDES, acertando os detalhes da Convocação dos Conselheiros para a reunião do dia 20 de novembro.
Nesta noite, no MORUMBI, o CORINTHIANS vence o FLAMENGO com um gol de EDÍLSON. Com isso, o vexame do rebaixamento de divisão do Campeonato Brasileiro é afastado temporariamente. Basta vencer o GOIÁS, no próximo sábado, e tudo estará resolvido. Com os resultados desta noite, cai para a 2ª Divisão o FLUMINENSE, fazendo companhia ao UNIÃO SÃO JOÃO. Resta saber quais serão os outros dois times rebaixados.
GUSTAVO KUERTEN é derrotado pelo checo DANIEL VACEK no KREMLIM CUP, em MOSCOU. O russo YEVGENY KAFELNIKOV vence BYRON BLACK, do ZIMBÁBUE. O checo PETR KORDA derrota o dinamarquês KENNETH CARLSEN. Em SANTIAGO, no CHILE, FERNANDO MELIGENI continua firme no ATP TOUR local. Enfrentará amanhã o chileno GABRIEL SILBERSTEIN.
A UNIDADE IMIGRANTES DA FEBEM viveu hoje a maior rebelião da sua história. Tiros, fogo, tensão e desespero marcaram a revolta, que começou com 450 menores e entrou pela noite adentro envolvendo todos os 1250 internos dos oito pavilhões. A tropa de Choque e a Cavalaria cercam o local. O BRADESCO, GRUPO VOTORANTIM, a CONSTRUTORA CAMARGO CORRÊA e fundos de pensão, integrantes do Consórcio VBC, são os novos controladores da Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL. O grupo arrematou 57,6% do capital volante da estatal por 3,014 bilhões de reais no leilão de privatização realizado hoje na Bolsa de Valores de São Paulo.
O corpo do menino DANIEL PEREIRA DE ARAÚJO, de 15 anos, foi encontrado boiando, às 3 horas, na raia olímpica da USP, na CIDADE UNIVERSITÁRIA. DANIEL estava desaparecido desde o dia 2 de novembro, quando fugiu dos seguranças da Universidade.    
  18 a. inauguração do supermercado EXTRA GUARULHOS CENTRO, antigo   SUPERMERCADOS MILLO'S, em 5 de novembro de 1998.
  18 a. cantor e compositor CHICO BUARQUE lança o CD “AS CIDADES”, em 5 de novembro de 1998, depois de cinco anos sem gravar músicas inéditas. Outras anotações nesta quinta-feira: Melhora a temperatura nesses dias de novembro. Às 9 horas subo a Rua LUIZ SARRACENI e faço uma parada na banca de jornais do senhor FRANCISCO para comprar um romance sobre NERO. Embarco no EXPRESSO BRASILEIRO. Esse ônibus sofre um desvio em seu itinerário. Entra na Rua CARLOS FERREIRA ENDRES e dá para ver o intenso trabalho das máquinas que fazem de tudo para entregar o SHOPPING INTERNACIONAL DE GUARULHOS, já que a data de inauguração será neste mês. Observo uma passarela que dá acesso ao SHOPPING. Depois o ônibus entra na Rua CAVADAS e pega a BARÃO DO RIO BRANCO para sair na VIA DUTRA.
No MMDS, fico sabendo que PASSOS foi dar aula na Rua VITORINO CARMILLO. Ele não está bem de saúde, com dores de estômago. Converso, por telefone, com o CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO. Trata-se de um trabalho acadêmico sobre o falecido CORONEL JUIZ JOSÉ ANCHIETA TORRES.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, dona MARIA trata de férias coletivas para os funcionários, de 21 de dezembro de 1998 a 18 de janeiro de 1999. Não cruzo hoje com o CORONEL ARY CANAVÓ. Saio às 15 horas para ir supervisionar a OPERAÇÃO OSÓRIO. Retorno a GUARULHOS no ônibus EXPRESSO BRASILEIRO, que tomo na Praça PRINCESA ISABEL.
Assisto um ótimo programa na TV RECORD, dentro das comemorações dos seus 45 anos – RECORDA SHOW – trazendo de volta os anos 50, com GETÚLIO VARGAS, JÂNIO QUADROS, JUSCELINO KUBISTCHEK, ADHEMAR DE BARROS e as músicas que fizeram sucesso nessa década. MURILO ANTUNES ALVES foi um dos homenageados.     
  17 a. do assassinato do CAPITÃO PM ANTÔNIO ÂNDERSON FILHO, em 5 de novembro de 1999.
  17 a. nasce GABRIEL, em 5 de novembro de 1999, filho do WANDER CHALOUB e MARINEI ÂNGELO CHALOUB. Outras notícias nesta sexta-feira: Os oficiais comentam a tragédia do cinema do SHOPPING MORUMBI. Não entra na cabeça de ninguém que uma pessoa, sem motivo aparente, possa descarregar uma sub-metralhadora em desconhecidos. Só pode ser um psicopata, embora aluno do 6º ano de medicina. Estou organizando um caderno sobre essa lamentável acontecimento. Os oficiais vão preparando material para a primeira reunião, na semana que vem para a Ordem Preparatória para a Mega-Operação (envolve SP – MG e BA).
Senhor GERALDO FARIA MARCONDES telefona-me para contar que esteve ontem no Monumento Mausoléu, fotografando as irregularidades encontradas. Diz que lá dentro está a Caixa de Força que distribui energia para todo o IBIRAPUERA. Eu não sabia disso e acho até que o local deveria ser interditado. Há vazamento de água e isso coloca em perigo as pessoas que trabalham no Monumento, bem como os visitantes. Senhor MARCONDES já telefonou para o CORONEL PM GUIMARÃES a fim de se ver quais as providências que devem ser tomadas. Marcou uma audiência na Prefeitura como a Secretaria da Administração em 11 de novembro, às 14 horas.
Consigo elaborar a Ata da Reunião da Diretoria Executiva, de 18 de outubro. O MARCONI irá colocá-la no computador. Às 15:15 horas chega o meu colega de turma, CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES. Fica conosco até às 1 horas, quando vamos embarcar no Metrô.
Em casa, LUCINDA queixa-se de dores de estômago. Não é para menos. Alimenta-se muito mal, fuma, bebe café a toda hora e come chocolate como vício. Porta-se de maneira estranha, parecendo que algo a está perturbando. Reserva-se calada e cria um ambiente bastante desagradável em casa.
Foi assassinado o CAPITÃO PM ANTÔNIO ÂNDERSON FILHO, de 41 anos, com cinco tiros, na madrugada desta sexta-feira, em frente ao pesque-pague PESQUEIRO DO ARNALDÃO, na Avenida CORONEL SEZEFREDO FAGUNDES, 5990 (zona norte). Não se sabe os motivos do crime.
Preso o empresário LUIZ ANTÔNIO GONÇALVES, em sua casa, no ITAIM BIBI. Ele é acusado de mandar matar, em LINS, o policial civil LUIZ CARLOS SOARES, em novembro de 1986. O investigador seria amante de sua ex-mulher, DEYSE PINHEIRO GARAVELO.
O enterro de uma das vítimas do universitário MATEUS, o economista JÚLIO MAURÍCIO ZEMAITIS, de 28 anos, foi marcado por revolta. Será pedido exame de insanidade mental pelo advogado EDUARDO PIZARRO CARNELOZ. O pai de MATEUS, DEOLINO VANDERLEI MEIRA, ficou duas horas com o filho e prestou depoimento à polícia. Familiares da terceira vítima, HERMÈ LUISA JATOBÁ VADASZ, que levou um tiro na cabeça, decidiram doar seus órgãos. HERMÈ teve morte cerebral ontem. O corpo será cremado amanhã.
Os clubes de futebol de SÃO PAULO decidiram apoiar o TRICOLOR paulista no caso SANDRO HIROSHI. Por causa da contratação irregular do jogador, o SÃO PAULO perdeu os pontos no jogo contra o BOTAFOGO (RJ).
O prefeito CELSO PITTA vai se separar de NICÉIA. Contrata um advogado para negociar o divórcio.
ANTÔNIO ÂNDERSON FILHO foi promovido a CAPITÃO em 25 de agosto de 1997. Nasceu em 23 de janeiro de 1958. Entrou para a Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1º de fevereiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. Promovido a 2º TENENTE em 25 de agosto de 1985. Promovido a 1º TENENTE em 24 de maio de 1989.
O PAPA JOÃO PAULO II chegou hoje em NOVA DELHI e foi recebido pelas autoridades indianas. Fará uma visita de três dias à ÍNDIA. Num ambiente hostil, o PAPA JOÃO PAULO II, com 79 anos e saúde fragilizada, iniciou sua 89ª viagem ao exterior e a segunda à ÍNDIA.      

ACONTECEU EM 5 DE NOVEMBRO DE 2000 : -     SÁBADO
Um telefonema de minha mãe, pela manhã, traduz grandes preocupações  em torno do futuro, quando de seu desenlace, com relação às casas e os terrenos de POÁ. Há uma dose de culpa que somente agora é desvendada, nas idéias de meu irmão, pensando nas partilhas. É um assunto muito desagradável, que detesto discutir. Não gosto de coisas desse tipo, onde o apego por terras e casas não fazem o meu gênero. Essas coisas não caberão no caixão para a GRANDE VIAGEM. Tudo ficará para os outros, e o exemplo tido na própria família é a melhor lição: os bens deixados por MANUEL PINTO DA FONSECA, meu avô, geraram brigas por quase duas décadas. Até hoje, há muita coisa enrolada daqueles tempos.

FALECEU o secretário municipal das Administrações Regionais-SAR - NAOR GUELFI, de 58 anos, no Hospital Santa Catarina, na BELA VISTA, região central de SÃO PAULO. Sofria de câncer. Desde o final de julho estava sendo substituído pelo CORONEL DA RESERVA DA PM CLÁUDIO FERREIRA COUTO.

FALECEU o CORONEL PM Ref. CÉLIO NABUCO, nascido em 20 de julho de  1935. Entrou na FORÇA PÚBLICA em 10 de fevereiro de 1953. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 24 de agosto de 1957. Promovido a 2o.Tenente em 25 de agosto de 1959; 1o.Tenente em 24 de maio de 1964; capitão em 15 de dezembro de 1967. Não tenho as demais datas de suas promoções a MAJOR,TEN.CEL.  e CORONEL.     

CÂNDIDO GUINLE DE PAULA MACHADO, ex-banqueiro, morreu aos 82 anos, vitima de câncer. Ex-presidente do BANCO BOAVISTA e da COMPANHIA DOCAS DE SANTOS, GUINLE sofria de câncer no pâncreas há três anos. Doente desde 1998, não saia mais de casa. GUINLE foi um dos principais representantes de uma geração de banqueiros que formatou o sistema financeiro no BRASIL. Apesar de ser medico, passou boa parte da vida administrando empresas. Em 1961, com a morte do tio GUILHERME GUINLE, ele assumiu o BANCO BOAVISTA e também as DOCAS, cujo porto havia sido fundado pelo avô EDUARDO GUINLE.

ACONTECEU EM 5 DE NOVEMBRO DE 2001 :-    SEGUNDA-FEIRA
Pioro do resfriado nesta manhã. Volta o calor e não me sinto bem. O CRISTIANO passa mal numa casa do BIXIGA e o resgate leva-o até um hospital na Rua da GLÓRIA. Mando os nossos companheiros OREZ e LUZ ver o que aconteceu. Como em seguida vou para o MMDC, fico sem saber o resultado da diligência.
No BANESPA, dentro do Corpo de Bombeiros, converso com os TENENTES-CORONÉIS PM Res EDIE LORENZO VAL e AMORIM. O gerente, TONINHO, entrega-me um novo cartão do banco (há uns vinte dias cancelei o cartão VISA por não usá-lo em compras e quererem me cobrar 128 reais do uso).
A não implementação do débito automático na Sociedade Veteranos de 32-MMDC faz com que percamos associados e dinheiro. O CORONEL PM RENALDO prometeu resolver esse problema, mas até agora não se resolveu isso. Estou desiludido com o MMDC. Exponho isso ao senhor GERALDO FARIA MARCONDES quando ele me telefona nesta tarde. No FINADOS, poucos foram os familiares de ex-combatentes, cujos restos mortais estão no Monumento Mausoléu, que ali compareceram. Há um descaso para com os parentes falecidos e o esquecimento da data da Revolução de 32.
Elaboro uma carta de cobrança aos associados devedores. O fim do ano vai chegando e teremos de pagar o 13º salário aos dois funcionários: Dona CÉLIA e VASCO. O Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, atual presidente, telefona. Não poderá vir ao MMDC.
Em casa, recebo um telefonema do tesoureiro da Sociedade. Vai procurar o CAPITÃO PM MAURÍCIO amanhã para saber a situação do débito automático. Fala sobre a reunião de 13 de novembro do Conselho Supremo.   

FALECEU o CAPITÃO E.B. Reformado ISIDORO JAIME DE OLIVEIRA LAET, aos 77 anos. Integrou a FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA, participando da 2a. GRANDE GUERRA. Comandante de tropas foi condecorado por atos de bravura. Voltou com 21 anos, como o mais jovem primeiro sargento do Exercito Brasileiro. O corpo está sendo velado no VELÓRIO SALETE, na rua Dr. ZUQUIM e será enterrado amanhã, em GUARULHOS, no Cemitério São João Batista.

FALECEU o jornalista FRANCISCO DE ASSIS TEIXEIRA BARBOSA, aos 56 anos. Trabalhou durante vários anos no O ESTADO DE SÃO PAULO e também no O GLOBO, na revista VEJA e na FIESP. Era conhecido nos meios jornalísticos pelo apelido de ÁGUIA DE MOSSORÓ.

MORADORES DE CABUL disseram ter ouvido o inconfundível barulho de rotores de helicópteros no ataque a um hotel onde estariam integrantes do regime TALEBAN. O emprego de helicópteros expõe os americanos ao tipo de armamento leve de que os talebans dispõem em abundância. O HOTEL BAGHI BALA foi bombardeado. Destroços de um veículo e restos de corpos estavam espalhados por uma rodovia. Houve incursões com aviões B-52 contra posições da milícia afegã a nordeste de TALOGAN, perto da fronteira do TAJIQUISTÃO, e no entorno de um vilarejo, na área de CABUL.  KANDAHAR, quartel-general da milícia, também foi bombardeada.

ASSISTO o SALA BRASIL DE CINEMA, na T V BANDEIRANTES, com o filme ENGRAÇADINHA, de 1981. Com LUCÉLIA SANTOS, JOSÉ LEWGOY, NELSON DANTAS, LUÍS FERNANDO GUIMARÃES. Baseado na peça de NELSON RODRIGUES, conta a historia de uma moça obcecada pelo primo, seduzindo-o. Depois se descobre que eles são irmãos, dai a tragédia que caracteriza os trabalhos de NELSON RODRIGUES, além de um envolvimento lesbiano entre duas primas.

2 002  :       TERÇA-FEIRA
Melhora bem a temperatura, muito embora um chuvisqueiro perturbe a caminhada quando vou para São Paulo. CARMELO encontra-se no MMDS e lembro-lhe que hoje está completando 21 anos que ele começou a trabalhar em GUARULHOS, como tenente. CARMELO anda adoentado. Já não comparece assiduamente na Entidade que criamos. Mas presta sua assessoria quando dela necessitamos. É um exemplo a ser seguido pelos outros componentes da nossa organização.

Passo correndo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Despacho a documentação mais urgente, pois às 15 horas tenho uma reunião do CONSELHO CÍVICO CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. O Sr. MARCONDES quer marcar uma reunião comigo e com o advogado CARRARO para amanhã. Procurará estudar conosco uma pauta para a próxima reunião da DIRETORIA EXECUTIVA, após os ataques verbais de que foi vítima nas reuniões de 26 de setembro e 16 de outubro, do CONSELHO SUPREMO, pelos conselheiros ROMEU CICCONE, CANAVÓ e PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES.
O 1º Tenente SANTIAGO, do 1º BPChq, combinou com o Sr. MARCONDES uma palestra para alunos soldados, sobre a REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, na 2ª feira , dia  11.
Recebemos uma carta da advogada ANA CAROLINA RODRIGUES SANDOVAL solicitando informações sobre o seu avô CONCEIÇÃO RODRIGUES, ex–combatente de 32, nascido em 2 de julho de 1910 e falecido em primeiro de janeiro de 1956.  
Na Associação Comercial, aguardo a chegada dos membros do Conselho Cívico Cultural quando que, numa outra sala, diferente da rotineira, essa reunião já começara. Presidida por FRANCISO GIANNOCCARO, contamos hoje com a presença de JOÃO DE SCATIMBURGO, CAIO FIGUEIREDO CAVALCANTI e mais duas pessoas que estão começando suas atividades no CONSELHO, além dos nossos conhecidos : ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, GAETANO BRANCATI LUIGI, LUIZ EDUARDO CORRÊA DIAS, NELLY M.F. CANDEIAS, ROBERTO MATEUS ORDINE, ROBERTO PEREIRA DE CAMPOS VERGUEIRO, VALDIR ABDALLAH, VIVIANO FERRANTINI, MARIA JANDIRA CÂMARA. O assunto que merece mais atenção é o da solenidade de 18 de novembro, quando estará presente o Comandante do Exército Sudeste, GENERAL ALBUQUERQUE. Nessa sessão solene, alusiva ao DIA DA BANDEIRA, farão uso da palavra: OG POZZOLI, RUY CARDOSO DE MELLO TUCUNDUVA, Dr. WITTER (do Museu Paulista) e BERTELLI (CIEE). Os escolares que ganharam o concurso NOVE DE JULHO serão homenageados nessa oportunidade.
O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, ALENCAR BURTI, surpreende-nos com uma visita inesperada. Vem parabenizar os membros do CONSELHO CÍVICO CULTURAL pelo trabalho desenvolvido nesses poucos meses de existência. O presidente tem nos apoiado em tudo. Passam das 17 horas quando GIANNOCCARO encerra a reunião, marcando a próxima para dia 11 de novembro.
      
Em casa, LUCINDA conta as peripécias que vem tendo com sua mãe. DONA ESMERALDA está esclerosada. Quer a filha a todo instante ao seu lado. Pede uma porção de coisas, uma atrás da outra, não dando sossego. Fala muita bobagem e age como se fosse uma criança. Isso está deixando LUCINDA esgotada. Hoje, por exemplo, ela levantou às 5 horas e até agora não parou um só instante. Ontem, sentiu dores na perna que sofreu uma trombose. Não sabemos até onde essa situação irá e se ela agüentará o esforço sobrenatural que vem desenvolvendo.
   
Sr GERALDO FARIA MARCONDES telefona-me. Diz ele que o Coronel PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES teve uma conversa com o MAJOR PM LUIZ PESCE DE ARRUDA a respeito de seu afastamento da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Acha ele que a Sociedade está nas mãos do Sr. MARCONDES e do Cel. VENTURA. Como quer a saída do presidente, chega-se a conclusão que também quer a minha. Isso realmente irá acontecer caso o CONSELHO afaste da presidência o Sr. MARCONDES, como é do interesse do PAULO TENÓRIO, ROMEU CICCONE e Cel. ARY CANAVÓ. No entanto não há perspectiva de reunião do Conselho Supremo. Os comentários dos demais conselheiros é que se faz conveniente que não tenhamos tão já a reunião do CONSELHO.
A temperatura caiu quase dez graus nas últimas 24 horas na capital. A frente fria que fechou o tempo no Estado deixou as temperaturas entre 17,5 graus e 20,9 graus e causou 13,2 milímetros de chuva na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no MIRANTE DE SANTANA, na zona norte. O tempo ainda continuará nublado e chuvoso nos próximos dias, com temperatura máxima de dezoito graus.

O presidente eleito LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA passou o dia no RIO. Em visitas a artistas e intelectuais cariocas, LULA provocou tumulto por onde passou, em razão do número de pessoas que queriam vê-lo pessoalmente. O presidente eleito levou quinze minutos para sair do prédio onde mora o economista CELSO FURTADO e, em meio a cumprimentos de anônimos, ganhou beijos do figurinista CLÓVIS BORNAY e do bailarino CARLINHOS DE SOUZA. Em BRASÍLIA, o coordenador da transição de LULA anunciou os nomes de mais onze integrantes da equipe.

O governador do Estado, GERALDO ALCKMIN, a prefeita de São Paulo, MARTA SUPLICY, o Ministro da Educação, PAULO RENATO SOUZA, a escritora LYGIA FAGUNDES TELLES, a atriz e diretora RUTH ESCOBAR e o empresário JOÃO CARLOS DI GÊNIO, do OBJETIVO e da UNIP, foram algumas das centenas de pessoas que estiveram no lançamento do livro A GUERRA (1914-1918), realizado hoje no SESC POMPÉIA, na zona oeste. O livro foi organizado pelo diretor do JORNAL DA TARDE, RUY MESQUITA FILHO, e traz as crônicas sobre a Primeira Guerra Mundial escritas pelo então diretor do ESTADO, JÚLIO MESQUITA, entre agosto de 1914 e outubro de 1918. O diretor responsável do ESTADO DE SÃO PAULO e do JORNAL DA TARDE, RUY MESQUITA, também compareceu ao lançamento.

Seis dias após o assassinato do diretor da DERSA, MANFRED ALBERT VON RICHTHOFEN, de 49 anos, e de sua mulher MARÍSIA VON RICHTHOFEN, de 50, a polícia voltou à mansão onde o casal morava, no bairro do BROOKLIN, zona sul da capital, para procurar possíveis pistas deixadas pelos criminosos, pois ainda não há nenhuma pista concreta sobre a autoria do crime.

O empresário CARLOS ALBERTO LIMA foi libertado pela polícia após doze dias em cativeiro. Ele foi seqüestrado em COTIA, na GRANDE SÃO PAULO, no dia 24 de outubro, próximo à sua casa, no condomínio GRANJA VIANA. Três bandidos, sendo dois adolescentes, foram presos no cativeiro, localizado em EMBU. A polícia estava investigando o crime quando conseguiu levantar o possível endereço do cativeiro. O resgate exigido pela quadrilha não foi pago. Os bandidos presos eram os responsáveis por vigiar o empresário, que foi encontrado em um cômodo, amarrado.
    
Quase dois meses depois de acertar a transferência de CRISTIANO DA MATTA para a Fórmula UM, finalmente a TOYOTA fez hoje o anúncio oficial da contratação do mineiro por dois anos. Ele será o 27º piloto brasileiro a disputar um MUNDIAL da categoria e o terceiro confirmado para esta temporada, depois de RUBENS BARRICHELLO (FERRARI) e ANTÔNIO PIZZONIA (JAGUAR). Seu companheiro de equipe será o veterano francês OLIVIER PANIS. DA MATTA volta à EUROPA depois de passar seis anos no automobilismo americano, onde fez muito sucesso. Foi campeão da INDY LIGHTS em 1998 e da CART (INDY) este ano, igualando o recorde de vitórias para um mesmo campeonato (sete).

FALECEU em CAMPINAS, aos 102 anos, o engenheiro agrônomo CYRO CÔRTE BRILHO. Natural de PIRACICABA, onde nasceu no dia 29 de abril de 1900, era considerado o engenheiro mais idoso do País. Serviu no BATALHÃO PIRACICABANO CONSTITUCIONALISTA DE 32.

Eram 21:45 horas quando um homem aproximou-se do estudante DIOGO PAULINO CLARO, de 17 anos, que estava a poucos metros da ESCOLA MUNICIPAL ALCIDES ETCHEGOI, no JARDIM ARPOADOR, zona oeste de SÃO PAULO. CLARO negou que fosse quem o homem estava procurando. Mesmo assim o assassino atirou. Foram 11 disparos na cabeça da vítima, que morreu quando estava sendo levada para o Pronto Socorro do Hospital Bandeirantes.

Foi destruído por um caminhão desgovernado o chafariz da IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR, monumento histórico de 300 anos da cidade de OURO PRETO, considerada pela UNESCO patrimônio cultural da humanidade.

O primeiro–ministro ARIEL SHARON dissolveu o PARLAMENTO DE ISRAEL e convocou novas eleições para 28 de janeiro.

O inglês STEPHEN TROTH, de 42 anos, ex–executivo do HSBC REPUBLIC, em MÔNACO, foi condenado a quatro anos de prisão e pagamento de trinta mil euros por desviar vinte milhões de dólares da conta de vinte clientes milionários, entre eles o piloto MICHAEL SCHUMACHER. Uma auditoria revelou que TROTH havia feito 150 retiradas de contas dos clientes. Nenhum dos lesados percebera o roubo.

MORREU, aos 83 anos, o biólogo americano que ajudou a moldar o movimento ambientalista, RAYMOND DASMANN. São seus os livros de referência CONSERVAÇÃO AMBIENTAL (1959) e A DESTRUIÇÃO DA CALIFÓRNIA (1965).

2 003   :    -      QUARTA-FEIRA
DIÁRIO DE SÃO PAULO publica na página A2 – DESRESPEITO AO MONUMENTO DE 32. “Este meu protesto vai em defesa e apoio de todos os paulistas de coração que respeitam seus heróis. No último domingo, 2/11, Dia de Finados, todos deveriam se lembrar das pessoas que já se foram, sejam elas mais ou menos famosas, mas não menos importantes para o sucesso deste Estado. Refiro-me aos quatro bravos estudantes que lutaram e morreram na Revolução de 1932, MMDC (MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO). Eles defendiam seu estado da ameaça de outros, como o RIO GRANDE DO SUL, que estavam descontentes com a soberania de um povo trabalhador como o de SÃO PAULO e queriam derrubá-lo por este motivo. Passados 60 anos (?????) deste fato histórico, para mim é inadmissível que a prefeita MARTA SUPLICY permita que a empresa CLARO! (do segmento de telecomunicações) desrespeite a memória paulista cobrindo com uma espécie de outdoor o Obelisco do Ibirapuera, monumento erguido em homenagem aos quatro heróis. Como sinal de protesto, faço a seguinte pergunta: quem está ganhando com isso ? RODRIGO MARCATTI.
TRATA-SE de uma pessoa completamente ignorante sobre o QUE REPRESENTA O MONUMENTO-MAUSOLÉU. A firma que patrocina o restauro do monumento colocou uma lona que é obrigada a ser usada por imposição da lei que protege o operário. O monumento é para todos os ex-combatentes que 32 e não só para os quatro rapazes que morreram em 23 de maio de 32. Isso não faz só 60 anos e sim 71. Quem está ganhando com isso são os familiares dos 723 heróis cujos restos mortais lá se encontram. Infelizmente, pessoas desavisadas falam bobagens e podem levar a dúbias interpretações.
Na reunião de hoje, vamos continuar com os debates em torno da “guerra” entre marginais e a polícia. As ocorrências continuam nesta quarta-feira. Também quando passo na AORPM encontro todos os diretores reunidos. São dias delicados para a polícia de SÃO PAULO.
No MMDC, as coisas não melhoraram em nada. Apenas cuido do evento de amanhã, quando a UNINOVE lançará um livro sobre a REVOLUÇÃO DE 32. Não é porque a Sociedade está em crise que vamos deixar de ajudar as pessoas que tentam divulgar o feito de 32.
O presidente, GERALDO FARIA MARCONDES, está retornando de ARAÇATUBA. Não virá hoje à Sociedade, mas amanhã deverá comparecer para resolver problemas gravíssimos. Pensa em reunir a diretoria executiva já na semana que vem. Não tenho notícia do Cel MENDES nesta quarta-feira. O VASCO vem trabalhar, mas só que depois das 14 horas. Continua fazendo testes numa loja de produtos importados no Aeroporto de CUMBICA. O Cel RENALDO também não dá o ar da graça e o débito no BANESPA continua.
Elaboro uma minuta sobre o MMDC (organização de 32 que dirigiu a revolução na parte de logística) e sobre a Sociedade. Pode ser que eu tenha de falar amanhã no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA.   

Com um gol do zagueiro DANIEL, o PALMEIRAS bateu o SPORT RECIFE por 1 a 0, hoje, no PARQUE ANTÁRTICA, e se isolou na liderança do quadrangular final da série B do CAMPEONATO BRASILEIRO. Pela série A, o SANTOS também fez a sua parte ao derrotar o VITÓRIA por 3 a 1, na VILA. Com o resultado, o time se mantém seis pontos atrás do líder CRUZEIRO, que derrotou o GRÊMIO por 3 a 0. No MORUMBI, o SÃO PAULO ganhou do FLUMINENSE por  1 a 0. No Sul, o CORINTHIANS perdeu para o CORITIBA por 1 a 0. Outros resultados: PAYSANDU 1 x VASCO 2; INTERNACIONAL 1 x FORTALEZA 1; PARANÁ 1 x FIGUEIRENSE 1; JUVENTUDE 3 x CRICIÚMA 1.

BANDIDOS DESAFIAM A POLÍCIA E FAZEM MAIS SEIS ATAQUES. A polícia de SÃO PAULO sofreu hoje mais seis ataques de bandidos. Num deles, os criminosos atiraram contra um posto policial da Rodovia RAPOSO TAVARES. Foi o quarto dia seguido de atentados contra as bases da PM, delegacias e postos policiais da Capital e do Litoral. Diretores de presídios temem agora outra série de rebeliões nas penitenciárias do Estado.

Numa operação simultânea que empregou 205 agentes no PARÁ, MARANHÃO, PIAUÍ e em GOIÁS e três aviões, a POLÍCIA FEDERAL prendeu hoje 23 acusados de integrar uma quadrilha especializada em crimes pela internet. Só no último ano, a quadrilha de “hackers” movimentou trinta milhões de reais de bancos no País. O BRASIL é considerado um dos países com maior atuação de “hackers” do mundo. Na operação, batizada de CAVALO DE TRÓIA, a PF cumpriu 33 mandados de busca e apreensão. Os números são parciais. Os dados finais só serão apresentados amanhã.

Na PRAIA GRANDE, uma ocorrência foi registrada por volta das 20 horas. O PM EVANDRO MENDES DE OLIVEIRA, de 34 anos, foi morto com mais de doze tiros por três homens, em uma barraca de pastel. De folga, OLIVEIRA não usava farda. Desde a madrugada de domingo, dia 2, já foram contabilizados 27 ataques no Estado. Neles, cinco pessoas morreram e onze ficaram feridas.

Um grito de socorro fez a polícia levantar a hipótese de que os namorados LIANA FRIEDENBACH, de 16 anos, e FELIPE SILVA CAFFÉ, de 19 – desaparecidos desde sábado, dia 1º de novembro – possam ter sido vítimas de uma crime. Policiais civis que acompanham o caso descartaram a possibilidade de que os jovens estejam perdidos na mata que cerca um sítio abandonado, na divisa dos municípios de EMBU-GUAÇU e JUQUITIBA, na GRANDE SÃO PAULO, onde os dois foram acampar sem o conhecimento dos pais. Ouvido pela polícia, hoje, o caseiro SEBASTIÃO PIO DE SANTANA, de 66 anos, disse que às 19:45 horas do sábado, dia 1º , escutou um barulho de carro em alta velocidade próximo à sua casa, localizada a 6 km do local onde o casal acampara, e também de um grito masculino de “socorro”. Os namorados, estudantes do colégio SÃO LUÍS, em CERQUEIRA CÉSAR, bairro nobre de SÃO PAULO, saíram de casa na manhã de 1º de novembro. LIANA, rica e bonita, disse aos pais que iria viajar com um grupo de jovens da comunidade israelita, à qual pertence. O rapaz disse em casa que ia acampar com amigos. Eles compraram comida em um mercadinho do EMBU-GUAÇU às 9 horas. Gastaram 40 reais dos 100 que LIANA carregava. Depois, seguiram por quase 10 km em uma estrada e montaram acampamento. No mesmo dia, o caseiro MANOEL GONÇALVES DA SILVA, de 65 anos, também viu o casal com a descrição dos desaparecidos, passeando de mãos dadas. Eram 11 horas. No domingo, preocupados porque a filha não havia retornado, os pais de LIANA, a pedagoga MÁRCIA e o advogado ARI FRIEDENBACH, ligaram para as amigas da moça e descobriram que ela mentira. ARI obteve dados sobre o local do acampamento e foi procurar a filha com o auxílio de um mateiro. No dia 3, segunda-feira, encontrou a barraca montada e os produtos alimentícios intactos. No local havia preservativos, mochilas, roupas, celular e carteira da garota, sem dinheiro.

MORREU hoje à noite em PORTO ALEGRE, aos 90 anos, MAFALDA HALFEN VOLPE VERÍSSIMO, viúva do escritor ÉRICO VERÍSSIMO e mãe do escritor e jornalista LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO. Hospitalizada há cerca de vinte dias, ela teve falência múltipla dos órgãos em razão de uma infecção respiratória causada por um edema pulmonar. A morte de MAFALDA VERÍSSIMO ocorreu um dia depois da morte da escritora RACHEL DE QUEIROZ e em meio às atividades da 49ª edição da FEIRA DO LIVRO, um dos grandes eventos culturais de PORTO ALEGRE.

O ex-presidente da Assembléia Legislativa de SÃO PAULO, NELSON AGOSTINHO DE CÁPUA PEREIRA, de 79 anos, morreu hoje de madrugada no Hospital ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO, vítima de falência múltipla dos órgãos. PEREIRA foi eleito deputado estadual em 1962, pela extinta UDN. Três anos depois, transferiu-se para a ARENA, por causa do ATO INSTITUCIONAL n º 2, que permitia a existência de apenas dois partidos. Em 1968, transferiu a sede da Assembléia de SÃO PAULO do PARQUE DOM PEDRO II para o prédio construído em frente do PARQUE DO IBIRAPUERA. PEREIRA teve seu mandato prorrogado em 1968, quando a Assembléia foi fechada pelo ATO INSTITUCIONAL nº 5. Quando os trabalhos foram retomados, PEREIRA convocou eleição e viajou para o exterior para se recuperar da pressão sofrida durante a intervenção no Legislativo.

O ator e diretor PAULO AUTRAN foi internado hoje na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital SÍRIO-LIBANÊS. Segundo boletim médico, ele deu entrada ao hospital às 11 horas inconsciente e com depressão respiratória. Atendido por uma equipe coordenada pelo médico FÁBIO SANDOLI DE BRITO, o diagnóstico foi o de pneumonia com broncoaspiração de material gástrico. “O problema foi que ele desmaiou de madrugada e depois vomitou”, explicou sua irmã, MARTHA AUTRAN, que estava no hospital com parentes e a atriz KARIN RODRIGUES. Segundo ela, o irmão estava em coma profundo à tarde. Agora à noite, um sobrinho informou que ele estava consciente. 
Sua mais recente direção teatral, da peça VESTIR O PAI, de MÁRIO VIANA, protagonizada por KARIN RODRIGUES, está em cartaz no TEATRO AUGUSTA. Ator de carreira única – ao fazer sua primeira novela já alcançou prestigio nacional por sua atuação nos palcos – PAULO AUTRAN completou 81 anos em 7 de setembro nos palcos, como protagonista da peça VARIAÇÕES ENIGMÁTICAS, na qual contracenou com CECIL THIRÉ. Curiosamente, ingressou no teatro profissional a convite da atriz TÔNIA CARRERO, mãe de THIRÉ, em 1949, na peça UM DEUS DORMIU LÁ EM CASA. Logo na estréia, ganhou os mais importantes prêmios da temporada. Sempre bem disposto, AUTRAN acompanha constantemente a cena paulistana, quando não está no palco, mas na direção. Raro é o fim de semana em que não é visto no teatro. Há duas semanas, por exemplo, estava na platéia de QUEBRANDO CÓDIGOS, em cartaz no TUCA. AUTRAN é artista de carreira sui generis – quase inteiramente feita de protagonistas. E, num repertório de peso – o rei CREONTE da tragédia grega ANTÍGONE; o general OTELO, MACBET, CORIOLANO, o mago PRÓSPERO e o rei LEAR, de SHAKESPEARE, e o caixeiro viajante WILLY LOMA. Sem contar participações como o APARÍCIO VARELA da novela SASSARICANDO e no filme TERRA EM TRANSE, de GLAUBER ROCHA.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado SIDNEY BERALDO, foi homenageado em seu gabinete, nesta quarta-feira, pela ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. A diretoria de entidade entregou ao deputado uma placa comemorativa aos 70 anos da Associação. Segundo o presidente da ASSPMESP, HÉLIO CÉSAR DA SILVA, esta homenagem é prestada de dez em dez anos. Na oportunidade, a direção da entidade e o presidente da Assembléia, que estava acompanhado do Coronel PM WÁGNER FERRARI, assessor policial militar da Presidência, debateram assuntos referentes à Corporação.

CONTEMPLADOS com o PRÊMIO PORTUGAL TELECOM DE LITERATURA BRASILEIRA os escritores BERNARDO CARVALHO e DALTON TREVISAN. O romance NOVE NOITES, de CARVALHO, e o livro de contos PICO NA VEIA, de TREVISAN, dividiram o título de melhor livro publicado no BRASIL em 2002. Pelo prêmio, eles receberam, juntos, cem mil reais.

Em entrevista ao jornal O TEMPO, a atriz LUANA PIOVANI declarou que costuma fumar maconha e que dispõe de enorme facilidade para obter a droga. Por causa dessas afirmações, ela foi indiciada pelo Ministério Público Estadual do RIO DE JANEIRO, nesta quinta-feira. Ela é acusada de fazer apologia ao tráfico e ao uso de drogas. Se for considerada culpada, a atriz pode pegar entre 3 meses a 15 anos de prisão.

Viagem dramática para os 1,9 mil passageiros do transatlântico AURORA. O navio foi impedido de atracar na GRÉCIA e em GIBRALTAR. Motivo: cerca de 500 passageiros foram contaminados com o vírus NORWALK que causa vômitos e fortes diarréias. Todos os ocupantes estão confinados em suas cabines. Nesta quarta-feira, a empresa P & 0, organizadora do cruzeiro, declarou que dois passageiros haviam morrido. “Ambos tiveram parada cardíaca”, disse um porta-voz, desvinculando os óbitos do vírus. O navio seguirá amanhã de volta para a INGLATERRA.
      
GARY LEON RIDGWAY, 54 anos, confessou ter matado 48 mulheres nos EUA, o que o torna o serial killer com mais mortes comprovadas na história do País. O “ASSASSINO DE GREEN RIVER”, como ficou conhecido, justificou os crimes dizendo que “odiava prostitutas” e por isso as matava. O mistério começou no início dos anos 80, quando corpos de mulheres, a maioria prostitutas, começaram a aparecer em rios, aeroportos e estradas do noroeste do Estado de WASHINGTON. Dezenas de mulheres foram encontradas mortas ao longo de GREEN RIVER, ao sul de SEATTLE. Na época, os investigadores listaram 49 vítimas de um serial killer que não deixava pistas. RIDGWAY foi incluído entre os suspeitos em 1984, quando o namorado de uma das vítimas reconheceu seu caminhão como sendo o carro que apanhou MARIE MALVAR antes de ela ser morta. Mas RIDGWAY disse à polícia que não conhecia MALVAR e, como não havia mais provas, foi retirado da lista de suspeitos. Mesmo assim, os detetives continuaram a vigiá-lo e, em 1987, conseguiram um mandado para recolher sua saliva para um teste de DNA. A amostra foi testada e o resultado provou que o DNA era o mesmo do esperma retirado do corpo de três vítimas. RIDGWAY foi preso em 30 de novembro de 2001 e acusado de sete assassinatos.

Enquanto as autoridades políticas discutem meios para diminuir a violência do pós-guerra, os ataques da resistência iraquiana prosseguiam hoje. Em MOSSUL, no norte do IRAQUE, posições americanas sofreram ataques com granadas propelidas por foguetes e três comboios militares dos EUA foram atingidos por bombas deixadas ao lado de estradas. Três civis iraquianos morreram e pelo menos 12 pessoas, incluindo 5 soldados americanos, ficaram feridas.   

FALECEU o cantor BOBBY HETFIELD. Compôs o duo RIGHTEOUS BROTHERS com BILL MEDLEY. Os dois foram responsáveis por sucessos como UNCHAINED MELODY e YOU´VE LOST THAT LOVIN´FEELIN´, uma das músicas mais tocadas da história dos EUA. HATFIELD foi encontrado morto num quarto de hotel e a causa da morte é desconhecida. Aos 63 anos, em KALAMAZZOO, nos EUA.

FALECEU DOROTHY FAY RITTER, mãe do ator JOHN RITTER e estrela de filmes B de western nos anos 30 e 40. Aos 88 anos, de causa natural. Ela era mulher do cantor cowboy TEX RITTER, com quem contracenou em quatro filmes. Mas ela largou a carreira em 1941, quando se casou com TEX, que morreu em  1974.

2 004  :   -  SEXTA-FEIRA
Aqui no BRASIL, “TAXI” chega aos cinemas como o filme da top model GISELE BÜNDCHEN. Mas é bom lembrar que, nos EUA, a idéia era emplacar a atriz QUEEN LATIFAH (de “CHICAGO”) como protagonista e lançar o comediante JIMMY FALLON (de “SATURDAY NIGHT LIVE”) no cinema. Nossa beldade funciona aqui como objeto decorativo. E isso ela faz bem. A modelo defende o papel da líder de um quarteto de belas assaltantes de banco brasileiras – apesar de duas não abrirem a boca e a terceira falar português com sotaque lusitano. No encalço delas, o atrapalhado policial WASHBURN (FALLON) com a carteira de habilitação cassada, pega carona com a taxista BELLE (QUEEN), perita em quebrar regras de trânsito. Os efeitos especiais e os exageros predominam nas cenas de ação. Enquanto isso, GISELE desfila em plena MANHATTAN em roupas minúsculas – e até com a parte de cima de um biquini – com a mesma desenvoltura das passarelas. Claro que ela está claramente desconfortável atuando e fazendo cara de má. Mas o roteiro não exige da top muito mais que carisma e beleza.

Cerca de 200 obras produzidas com técnicas tradicionais japonesas em cerâmica, metal, madeira, vidro e papel, entre outros materiais, poderão ser vistas e compradas na 8ª EXPOSIÇÃO ARTE EM CARFT BRASIL-JAPÃO, que começa nesta sexta-feira e termina no dia 11 de novembro (quinta-feira), na LIBERDADE, SOCIEDADE BRASILEIRA DE CULTURA JAPONESA, na rua SÃO JOAQUIM, 381.

Refletindo sobre os acontecimentos de ontem, no Quartel do Comando Geral, tornou-se claro o afastamento definitivo do COMANDANTE GERAL da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Isso dá uma força muito grande para o presidente da Diretoria Executiva, pois vê afastado o CONSELHO SUPREMO, um entrave para as realizações da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Sr GERALDO FARIA MARCONDES não pensa nisso, pois está assoberbado pelos problemas domiciliares (doença de sua esposa). Precisa ele de um vice-presidente. Vou sugerir o nome do CORONEL RENALDO ALVES DA SILVA para assumir esse cargo, vago desde o afastamento do CORONEL ANTÔNIO CARLOS MENDES. Caso aconteça qualquer problema com o presidente, o RENALDO assumiria o seu posto, sem precisar mexer ainda com o velho CONSELHO SUPREMO que, em virtude do atual Estatuto, determina que se faça nova eleição. Isso não é conveniente, pois seria para um período muito curto (as eleições deverão acontecer em abril de 2005).

Muito calor nesta manhã. Saio de casa quase ao meio-dia. Chego tarde no MMDS. Converso com CARBAIA sobre política. Ele me disse que ouviu no rádio que YASSER ARAFAT teria morte cerebral e estaria vivendo por aparelhos. Isso mexe muito com a área conflagrada da Palestina e envolve uma guerra de muitas gerações. A AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA precisa ter um novo líder. ARAFAT, morto, passará a ser um herói da causa de seu povo. Poucos são os oficiais presentes e, distribuídas as missões, afasto-me para um encontro sério com o CORONEL RENALDO, no MMDC. Ele chega depois das 15 horas. Explico-lhe a necessidade de que assuma a vice-presidência a fim de dinamizar a revitalização da Sociedade. Explico-lhe também que é necessário que o Sr MARCONDES assine o mais rapidamente possível o EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL, a fim de que seja feita ampla divulgação desse evento, nos sentido de termos ainda este ano o novo estatuto. O RENALDO concorda comigo e, na semana que vem, conversará com o Sr MARCONDES sobre esses problemas.
Mais tarde, já em casa, faço uma ligação telefônica para o Sr MARCONDES e exponho a ele os meus pensamentos. Fica de estudar a proposta que lhe faço. Mostro ao presidente que depois do afastamento do Cmt Geral do MMDC ele passa a ter muito mais força para decidir, pois não mais depende de CONSELHO SUPREMO, mas há necessidade de ter um vice, a fim de responder por ele nos impedimentos.

Estréia na GLOBO a série “OS ASPONES”, com DRICA MORAES, MARISA ORTH, SELTON MELLO, ANDRÉA BELTRÃO e PEDRO PAULO RANGEL. É uma nova linguagem de comédia. O diretor, JOSÉ ALVARENGA JÚNIOR procurou despir os atores dos velhos truques da comédia, dando individualidade aos personagens. O resultado é que o telespectador é “sujeito”, ou seja, a piada não nasce fácil, da familiaridade com tipos e situações, enquanto se conversa com amigos ou apenas se espera o sono chegar. Os “ASPONES”, para se assistir é preciso realmente estar acordado. É justamente o talento para falar mal dos outros que passa a ser a função do FMDO, repartição que, na chegada do novo chefe, TALES (SELTON MELLO), não tinha nenhuma missão. Os funcionários – LEDA (ANDRÉA BELTRÃO), MOIRA (DRICA MORAES), CAIO (PEDRO PAULO RANGEL) e ANETE (MARISA ORTH) – passam a perseguir brasileiros que cometeram pequenas faltas, como jogar chiclete na rua. No melhor estilo de quem não tem o que fazer ou, como o nome da série sugere, de quem é assessor de porcaria nenhuma. A audiência, 24 pontos na estréia, é considerada ótima para um programa que vai ao ar às sextas-feiras, pouco depois das 11 horas da noite, mostrando que a novidade foi aprovada pelo telespectador. 

Qualquer filme cuja trilha sonora tenha canções de COLE PORTER (1892-1964) já começa com chances de se sair bem. Melodias e letras são tão boas que poderiam se sobrepor a eventuais falhas na produção “DE-LOVELY-VIDA E AMORES DE COLE PORTER”, que estréia hoje. Além da música, tem também a ótima interpretação de KEVIN KLINE no papel principal, lindos figurinos, um roteiro bem desenvolvido no qual as letras ajudam a contar a história. E, naturalmente, um personagem interessante. COLE PORTER é um dos maiores nomes da música americana e foi também um símbolo da era do jazz. Vestia-se com elegância, adorava festas, bebida e sexo. Tocava piano muito bem e tinha uma ironia refinada. Morou em PARIS, VENEZA, HOLLYWOOD e NOVA YORK. Foi casado com uma mulher, LINDA (ASHLEY JUDD), por conveniência, mas também por afeto. Viveu alguns dramas, além do tabu da homossexualidade naqueles tempos, sofreu um acidente, durante uma cavalgada, que lhe custou uma perna e boa parte de seu orgulho. DE-LOVELY mostra tudo isso, dos divertidos anos em PARIS até a decadência após a morte de LINDA e a amputação da perna.
     
O piloto RUBENS BARRICHELLO anunciou hoje que sua mulher, SILVANA, perdeu o bebê que estava esperando há aproximadamente três meses. A gravidez de SILVANA foi anunciada durante a disputa do GP DO BRASIL de fórmula 1, no final de outubro. Esse seria o segundo filho do casal, que já tem EDUARDO, de três anos.

FALECEU o professor HUGO JOÃO FELIPOZZI, aos 81 anos. Foi professor de Ciências Médicas da SANTA CASA DE SÃO PAULO e Chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de SÃO PAULO. Há 49 anos, realizou a primeira cirurgia com Circulação Extra-Corpórea da AMÉRICA LATINA. O corpo está sendo velado no anexo da Capela da Irmandade da Santa Casa, na rua doutor CESÁRIO MOTA JÚNIOR, 112. Amanhã, o féretro seguirá para o Cemitério do MORUMBI, às 13 horas.

Encolhido num colchonete colocado no chão do esconderijo construído na sala de jogos de sua mansão, no Condomínio MARAMAR, no RECREIO DOS BANDEIRANTES, no RIO. Foi assim que o cantor MARCELO PIRES VIEIRA, o “BELO”, de 30 anos, estava ao ser abordado por policiais da POLINTER, hoje de manhã. Já a modelo VIVIANE ARAÚJO – que dormia quando os policiais chegaram – teve uma crise de choro ao saber da prisão.

Os cinco funcionários da empresa de consultoria americana KROLL ASSOCIATES, presos desde o dia 27 de outubro, durante a OPERAÇÃO CHACAL, da Polícia Federal, sob a acusação de espionagem e formação de quadrilha, foram libertados pelo juiz da 5 ª Vara da Justiça Federal. Em nota, a KROLL diz desconhecer as acusações contra os colaboradores. Os acusados vão responder ao processo em liberdade.

O ator e vereador eleito pelo PPS carioca, STEPAN NERCESSIAN, de 50 anos, teve alta hoje, por volta das 12 horas, do hospital BARRA D´OR, na BARRA DA TIJUCA (zona oeste do RIO), onde estava internado desde a última segunda-feira, 31 de outubro. Com infecção na vesícula, o ator foi submetido a uma cirurgia para retirada do órgão no dia 1 º de novembro e, depois da operação, chegou a ser internado na UTI em razão de complicações respiratórias.

O CABO PM CARLOS ALBERTO DE LIMA, de 41 anos, levou 27 tiros, segundo a polícia, em um bar em SÃO JOÃO CLÍMACO, na zona sul de SÃO PAULO. O crime ocorreu às 22:45 horas de ontem. Era dia de folga do CABO LIMA, que trabalhava na 5ª Companhia do 3º BPMM. Estava com amigos em uma mesa na calçada, quando os bandidos se aproximaram e começaram a atirar.

Integrantes do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal realizaram hoje um protesto em frente ao prédio do Ministério Público Federal, na AVENIDA PAULISTA. Eles entregaram um manifesto de apoio ao trabalho da Polícia Federal, que, em outubro, estourou uma rinha de galo no RIO DE JANEIRO. Aproveitaram para pedir a punição para o publicitário DUDA MENDONÇA.

A morte da estudante de ensino médio ELINE RAMOS DE OLIVEIRA, de 18 anos, por suposta overdose de medicamentos, é um mistério para a polícia. Ela foi encontrada pela irmã, a atendente ELAINE RAMOS DE OLIVEIRA, de 20 anos, no apartamento do médico GORGÔNIO JOSÉ DA ENCARNAÇÃO, de 55 anos. “Estava tendo convulsões”, lembra ELAINE, que acusa o médico de não prestar socorro à vítima. O advogado do médico, GEORGE PIGNALOZA, que é cardiologista e geriatra, a garota foi medicada por ele, pois apresentava quadro de depressão. Após o fato, segundo o advogado, ENCARNAÇÃO achou quatro ou cinco cartas que teriam sido deixadas por ELINE. “A moça mostrava intenção de cometer suicídio”, disse PIGNALOZA. Segundo ELAINE, o cardiologista trouxe sua irmã de FARTURA, a 340 km de SÃO PAULO, para tentar carreira de modelo na Capital. “Eles tinham começado a namorar havia duas semanas. O doutor GORGÔNIO foi até a casa dos meus pais e prometeu cuidar de minha irmã em SÃO PAULO, alimentou os sonhos dela. Meus pais deixaram”, contou. A jovem chegou a SÃO PAULO no último domingo, 31 de outubro, e se instalou no luxuoso apartamento do médico, que ocupa todo o 10º andar do Edifício LAS PALMAS, na RUA ÉDSON, no CAMPO BELO, bairro nobre da zona sul. De acordo com ELAINE, o médico teria receitado a ELINE comprimidos de tranqüilizantes e anti-depressivos. ELINE foi levada pela irmã para o hospital EVALDO FOZ, depois para a UTI, onde morreu, por uma parada cardíaca. ELINE era filha do PM reformado OZÉAS OLIVEIRA, de 49 anos.

Um julgamento realizado ontem, no Fórum de CAMPO GRANDE, no MATO GROSSO DO SUL, condenou o ex-atleta ZEQUINHA BARBOSA a cinco anos e quatro meses de prisão pelo crime de abuso sexual contra menores, com meninas de 12,13 e 15 anos. Com base na mesma acusação foi condenado LUIZ OTÁVIO DA ANUNCIAÇÃO, ex-assessor de ZEQUINHA, que pegou pena de sete anos de prisão. Os dois poderão cumprira pena em regime semi-aberto – terão que passar a noite na prisão, possivelmente na Colônia Penal Agrícola – e têm direito a recurso no Tribunal Estadual de Justiça e em instâncias superiores.

Seis pessoas foram presas e dois milhões de dólares em esmeraldas acabaram apreendidos durante operação realizada hoje pela Polícia Federal em depósitos e estabelecimentos apontados como sendo do empresário chinês LAW KIN CHONG, no centro de SÃO PAULO. Entre os detidos, a PF diz estarem duas sobrinhas de CHONG. A ação da PF foi batizada de “OPERAÇÃO CAPELA”. Duzentos policiais cumpriram 18 mandados de busca e apreensão em nove locais da cidade. “Esse trabalho foi uma continuidade da operação que resultou na prisão de LAW”, afirmou o superintendente regional da PF em SÃO PAULO, JOSÉ IVAN GUIMARÃES LOBATO. Segundo o delegado, a ação de hoje representou “uma grande quebra e descapitalização do megacontrabandista LAW”, e foi montada para conseguir provas contra o empresário. Além das esmeraldas, os policiais federais apreenderam inúmeras mercadorias – desde porcelana chinesa até produtos eletroeletrônicos – que estariam sem nota fiscal ou seriam falsificadas.  LAW foi preso em 1º de junho, acusado de tentar subornar o então presidente da CPI da PIRATARIA, deputado federal LUIZ ANTÔNIO DE MEDEIROS, e cumpre prisão temporária na carceragem da PF de BRASÍLIA. 
          
O cenário frio e individualista das grandes metrópoles, sob a perspectiva de uma jovem, é a história do filme “NINA”, produção nacional dirigida por HEITOR DALHIA. Um evento na estação CLÍNICAS do METRÔ (LINHA 2-VERDE), hoje à tarde, reuniu parte do elenco, o diretor e o desenhista, que mostraram as animações do filme. Uma exposição com fotos de cenas do longa foi inaugurada e o METRÔ lançou um concurso que vai distribuir 100 ingressos duplos.

MULTADO em 53.200 reais BETO MANSUR, prefeito de SANTOS, por uso eleitoral do DIÁRIO OFICIAL do município. Ele teria usado o veículo para fazer propaganda do candidato à prefeitura JOÃO PAULO TAVARES PAPA, que venceu no segundo turno. Em SÃO PAULO.

MORREU o cartunista FERNANDO PIERUCCETTI, o MANGABEIRA, aos 94 anos, criador dos principais mascotes dos times de MINAS GERAIS. Em BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS.

A professora de cozinha WILMA KÖVESI morreu nesta sexta-feira, após dois meses internada no Hospital Israelita ALBERT EINSTEIN. A família prefere não revelar a causa da morte. Durante 25 anos WILMA deu aulas de culinária na escola que leva seu nome, no bairro de CERQUEIRA CÉSAR – referência para chefs, gourmets e amantes da cozinha – além de realizar consultoria para empresas alimentícias e curadoria de eventos. Sua filha, BETTY KÖVESI MATHIAS dará continuidade às atividades da escola, juntamente com o conselho formado pelos chefs CARLOS SIFFERT, CAROLE CREMA e GABRIELA MARTINOLI.

ESTABELECIDA em portaria uma série de critérios para ordenar a fila de pacientes e doadores nos transplantes de medula. O documento é feito nove meses depois de denúncias de favorecimento na fila de procedimento, pelo Instituto Nacional do Câncer, no RIO DE JANEIRO.

SUHA, ex-mulher do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), YASSER ARAFAT – internado entre a vida e a morte num hospital de PARIS – tem o poder de mandar desligar os aparelhos que o mantêm vivo. A revelação foi feita pela imprensa de ISRAEL, baseada em fontes de RAMALLAH (CISJORDÂNIA). De acordo com os últimos boletins médicos, o estado de saúde de ARAFAT “não se agravou”. Autoridades palestinas garantiram que seu estado de coma é “reversível”. ARAFAT, que permaneceu mais de três anos confinado em seu QG de HAMALLAH, foi levado há oito dias para o hospital militar de PERCY DE CLAMART, em PARIS. Ontem, correram boatos de que ele havia morrido. Após os desmentidos, se chegou a noticiar de que o estado de ARAFAT era de morte cerebral. SUHA, de 41 anos, e separada há mais de três anos, “decide tudo que seja relativo à saúde do ex-marido” – inclusive o desligamento dos aparelhos que o mantêm vivo. Ao contrário de outros países europeus, a eutanásia é realizada clandestinamente na FRANÇA. Sua legalização é tema de debate. SUHA, por seu lado, é uma figura polêmica. Acusada por muitos palestinos de “abandonar” ARAFAT, ela foi encarregada por ele de cuidar das relações públicas da Organização para a Libertação da PALESTINA e acabou virando sua conselheira econômica. Em 2003, a FRANÇA, país onde ela vive, abriu uma investigação sobre a transferência suspeita de 9 milhões de euros entre RAMALLAH e PARIS.

Em razão dos anúncios sobre o grave estado de saúde do líder palestino YASSER ARAFAT, internado em PARIS, facções começam a se organizar para criar um governo palestino. Hoje, treze grupos palestinos na FAIXA DE GAZA, incluindo o HAMAS, a JIHAD ISLÂMICA e a FATAH, decidiram criar uma autoridade colegiada. Com essa decisão “tratamos de formar uma direção unificada estendida a todos os representantes e nos tornamos uma referência para o governo palestino (ANP) e para a Organização para a Libertação da PALESTINA (OLP)”, anunciou YALED AL BASCHA, da JIHAD ISLÂMICA. Enquanto decisões eram tomadas a respeito do que será feito quando o líder palestino morrer, o porta-voz do Hospital Militar de PERCY, na FRANÇA, informou hoje que o estado de saúde de ARAFAT não se agravou. Foram desmentidas as informações sobre morte cerebral. De acordo com LEILA SHAHIT, representante palestina, o coma de ARAFAT é reversível porque teria sido induzido por anestesias para que ele pudesse ser submetido a exames, como a endoscopia e a biópsia da medula espinhal. A natureza exata da enfermidade do líder de 75 anos continua desconhecida.

Agora não há mais dúvidas. O PROTOCOLO DE KYOTO vai entrar em vigor. O passo decisivo foi dado hoje pelo presidente russo VLADIMIR PUTIN ao ratificar, definitivamente, a adesão da RÚSSIA ao pacto de combate ao aquecimento global. É o fim de uma espera de quase sete anos, que começou com a assinatura do protocolo em KYOTO, no JAPÃO. A meta é reduzir a emissão de gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono, que aprisionam o calor na TERRA e são apontados como responsáveis pela tendência de elevação da temperatura do planeta. Considerado emblemático, o protocolo esteve há tempos na corda bamba, desde que os EUA – responsáveis por mais de 30% das emissões globais – abandonaram o acordo, em 2001. A partir daí, a adesão da RÚSSIA – segundo maior poluidor, com 17% das emissões – tornou-se obrigatória. Para entrar em vigor, o protocolo precisava da ratificação de pelo menos 55 nações industrializadas, cujas emissões somadas representassem 55% das emissões globais de gases do efeito estufa. Até ontem, apesar da adesão de 127 países, a soma de emissões era de apenas 44%. Com a RÚSSIA, esse índice chega a 61%. A partir do momento em que os documentos russos forem entregues à ONU, o protocolo entrará em vigor dentro de noventa dias.

Numa carta aberta publicada hoje pelo jornal LA TERCERA, o comandante do Exército chileno, GENERAL JUAN EMÍLIO CHEYRE, assumiu pela primeira vez a responsabilidade da instituição pelas violações de direitos humanos cometidas durante a ditadura de AUGUSTO PINOCHET, de 1973 a 1990. A admissão põe fim à tese defendida até agora pelos militares chilenos de que as torturas, execuções e seqüestros do regime de fato eram produto de “excessos e responsabilidades individuais”.   “O EXÉRCITO DO CHILE tomou a dura, mas irreversível decisão de assumir as responsabilidades que lhe cabem como instituição por todos os atos puníveis e moralmente inaceitáveis do passado”, diz CHEYRE, no documento intitulado EXÉRCITO DO CHILE: O FIM DE UMA VISÃO. Na carta aberta, CHEYRE acrescenta que as violações jamais poderiam se justificar, “apesar do tenso ambiente de confrontação que o CHILE vivia naqueles anos”. O reconhecimento de CHEYRE não se repetiu nas outras duas armas – MARINHA e AERONÁUTICA – que mantiveram silêncio sobre o tema. “O documento de hoje é parte de uma habilíssima operação de mídia para atenuar os efeitos do resultado da comissão de tortura que logo apresentaremos”, disse EDUARDO CONTRERAS, advogado que promove uma recontagem das vítimas de torturas da ditadura,   

ACUSADO de abuso sexual o cantor MICHAEL JACKSON, de 46 anos. JOSEPH BARTUCCI, de 38 anos, diz ter se lembrado, após ver imagem do cantor, de ter sido vítima do astro há 20 anos. O cantor já enfrenta acusações de ter abusado sexualmente de um menino de 12 anos. Em LOUISIANA, ESTADOS UNIDOS.

2 005   :     -     SÁBADO
Este é um sábado totalmente dedicado à minha biblioteca e ao computador. Com isso, coloco em dia alguns arquivos atrasados: METRÓPOLE, VIOLÊNCIA e AMBIENTE.

Um casal de soldados do Batalhão de Choque da Polícia Militar foi baleado por dois criminosos em um matagal de DIADEMA, no ABC, hoje de madrugada, durante seqüestro relâmpago. SIMONE ROVARON, de 37 anos, morreu e MARCOS BRITO, de 36, permanecia internado em estado grave no Hospital Municipal de DIADEMA. Dois assaltantes abordaram os policiais na rua ALZIRA, na VILA MARINA, próximo ao centro de DIADEMA. Os bandidos entraram no CORSA da soldado SIMONE e seguiram para um matagal da avenida CHICO MENDES, no bairro SAPOPEMBA. Por causa de uma calça da farda e dos documentos, descobriram que se tratavam de PMs. Os ladrões resolveram atirar nos dois. Os bandidos fugiram levando os pertences do casal. O CORSA de SIMONE, foi abandonado no km 15 da RODOVIA DOS IMIGRANTES. Mesmo baleado na cabeça, BRITO saiu do matagal se arrastando até a avenida por volta da 1:30 hora. Nesse momento, passou uma viatura do 24º BPMM, ocupada pelo CABO ULISSES DE BARROS PEDRO e pelo PM ÉDSON DOS SANTOS ARAÚJO. Apesar da dificuldade de pronunciar as palavras, BRITO conseguiu dizer que ele e a colega haviam sido baleados. SIMONE foi encontrada inconsciente e levada para o mesmo hospital onde BRITO foi socorrido, mas morreu. SIMONE fazia parte do serviço reservado do BATALHÃO DE CHOQUE onde BRITO trabalha na 2ª Companhia.

O PM CLÉBER BASTOS RIBEIRO, 29 anos, um dos cinco PMs acusados pelo Ministério Público de envolvimento nas mortes de sete moradores de rua no centro da Capital, no ano passado, está desaparecido desde o dia 31 de outubro. Segundo o MAJOR PM MAURO JOSÉ FERNANDES TAVARES, “o soldado CLÉBER se encontrava no expediente administrativo na unidade dele, porém, no dia 31 de outubro, não se apresentou para o serviço. Ele está na condição de ausente ilegal. Tanto a unidade dele quanto a Corregedoria estão fazendo diligências para localiza-lo”. 

Documentos em poder da CPI DOS BINGOS e do Ministério Público Estadual começam a provar a denúncia do advogado ROGÉRIO BURATTI, em agosto, de que a empresa de coleta de lixo, LEÃO&LEÃO operava um mensalinho para quatro prefeituras paulistas, entre elas a de RIBEIRÃO PRETO. Ele disse que 50 mil reais por mês eram pagos ao prefeito, inclusive na gestão do hoje ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI. As investigações comprovam que foram recursos das próprias prefeituras que abasteceram o CAIXA 2 do PT nessas cidades. O dinheiro fazia o seguinte trajeto: a prefeitura pagava à LEÃO&LEÃO por falsos serviços de limpeza, registrando por exemplo varrição superior à realizada. A LEÃO&LEÃO adquiria notas fiscais frias para simular a saída de pagamentos a fornecedores e devolvia o dinheiro à prefeitura, que o encaminhava ao caixa 2 do PT.  O ministro não respondeu à acusação. A empresa disse que está apurando o fato.

A atriz CAROLINA MACIEIRA, a breteira PENHA, de “AMERICA”, foi operada para retirar um fragmento ósseo do quadril e corrigir uma fratura no fêmur. Ela sofreu um acidente na quarta-feira, dia 2 de novembro, quando voltava da festa de encerramento da novela e o carro onde estava colidiu com um ônibus. 

O esquema de segurança montado para a breve visita do Presidente GEORGE W. BUSH ao BRASIL já é considerado sem precedentes. BUSH chegou ao País às 20:30 horas e volta para WASHINGTON amanhã. A OPERAÇÃO AMÉRICA, como foi batizado o esquema, vai contar com a participação de 1.800 homens (Polícia Federal, Polícia Militar, Marinha, Exército e Aeronáutica). BUSH chegou ao País vindo de MAR DEL PLATA, na ARGENTINA, onde participou da 4ª CÚPULA DAS AMÉRICAS. Antes mesmo de chegar ao BRASIL e após enfrentar manifestações na ARGENTINA ontem, BUSH provocou protestos por aqui. Na avenida PAULISTA houve confusão na tarde. Em RECIFE, integrantes do Movimento dos Sem Terra, estudantes e sindicalistas jogaram tinta vermelha no prédio do consulado americano. Houve confronto entre os sem tetos e a polícia.

O número de ataques nos subúrbios pobres de PARIS aumentou sensivelmente nas últimas 48 horas. Na madrugada de hoje, manifestantes na periferia de PARIS e outras grandes cidades como BORDEAUX, ESTRASBURGO, RENNES, TOULOUSE e LILLE, atearam fogo a quase 900 carros – o maior número desde que a revolta motivada pela morte de dois jovens que aparentemente fugiam da polícia teve início. O governo francês convocou hoje uma reunião extraordinária para tentar encontrar uma saída para as nove noites de violência urbana que resultaram em mais de 200 prisões. O primeiro-ministro DOMINIQUE DE VILLEPIN chamou oito ministros e um dos principais líderes muçulmanos da FRANÇA a seu gabinete para elaborar uma resposta ao problema. No fim da reunião ministerial, o governo anunciou que pretende acelerar a aplicação do plano de renovação urbana dos bairros mais pobres (previsto há25 anos), como resposta à onda de violência. Os confrontos começaram após a morte de dois adolescentes de origem africana em CLICHY-SOUS-BOIS em 27 de outubro. Os jovens BOUNA TRAORE, de 15 anos, e ZYED BENNA, de 17, morreram eletrocutados dentro de uma subestação onde se esconderam, aparentemente porque achavam que estavam sendo perseguidos pela polícia. Um terceiro adolescente ficou ferido. Horas depois, cerca de 200 jovens começaram os distúrbios e pelo menos quinze veículos foram incendiados.
 
MORREU neste sábado, aos 79 anos, o britânico JOHN FOWLES, considerado o melhor escritor contemporâneo da língua inglesa e seu primeiro autor pós-modernista. Entre as obras mais conhecidas de FOWLES estão seu primeiro livro, “O COLECIONADOR” (1963), “O MAGO” (1965) e “A MULHER DO TENENTE FRANCÊS” (1969), que originou o filme estrelado por MERYL STREEP e indicado ao OSCAR. Em suas obras, o autor ressaltava a tensão entre o livre-arbítrio e as restrições da sociedade. Rompendo com as convenções literárias, instigava os leitores a encontrar as próprias interpretações. As causas de sua morte não foram reveladas, mas FOWLES estava doente desde o fim dos anos 1980, quando sofreu um derrame.

2 006      :      -     DOMINGO     /2224 31520218RR173113
                                                      63G 64420Y WH3202 10318/3.
Leitura de jornais numa manhã acrescentada de mais uma hora. Horário de Verão. Os relógios foram adiantados uma hora. Não houve meia-noite. Sinto muita tontura nesta manhã. Isso atrapalha bastante o que precisava fazer. Assim é que me retardo com a compilação de dados importantes no computador, bem como a impressora vai funcionar mais devagar.
Depois do almoço, procuro me restabelecer. Não está fácil neste domingo de alta temperatura. Percebo que a pressão aumentou, mal que sofro há muitos anos.

Com gol de MINEIRO, o SÃO PAULO venceu o SANTOS por 1 a 0, e saiu do gramado sob os gritos de “é campeão, é campeão”. A cinco rodadas do final, o INTERNACIONAL segue cinco pontos atrás. Outros resultados: CORINTHIANS 1 x SANTA CRUZ 0; PARANÁ 4 x PALMEIRAS 2; PONTE PRETA 1 x SÃO CAETANO 2; GRÊMIO 0 x INTERNACIONAL 1; CRUZEIRO 2 x VASCO 1; BOTAFOGO 2 x FLUMINENSE 1; FORTALEZA 0 x GOIÁS 3.

Foi surpresa para todo mundo, menos para MARILSON GOMES DOS SANTOS. Enrolado na bandeira do BRASIL, ele comemorou com calma a vitória na maratona de NOVA YORK, a primeira conquistada por um sul-americano na história da prova, uma das mais importantes do mundo. Desde 1996, a corrida era dominada por fundistas africanos. MARILSON, que correu em NOVA YORK pela primeira vez, e participou de sua quinta maratona, completou os 42.195 km em 2 horas, 9 minutos e 58 segundos, à frente dos quenianos STEPHEN KIOGORA e PAUL TERGAT.

A Catedral da SÉ ficou lotada nesta manhã, quando aconteceu a cerimônia em homenagem à beatificação do padre espanhol, MARIANO DE LA MATA APARÍCIO.
Nascido em PALÊNCIA em 1905, na ESPANHA, o religioso viveu no BRASIL durante 52 anos e foi atribuída a ele a cura do estudante JOÃO PAULO PALOTTO, que mora em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Em 1996, quando tinha seis anos de idade, JOÃO foi atropelado por um caminhão durante uma excursão que fazia com os alunos do Colégio Agostiniano SÃO JOSÉ, na cidade de BARRA BONITA.
Internado com parada cardio-respiratória, hemorragia cerebral e traumatismo craniano, o menino praticamente não tinha chances de sobrevivência. “O estado dele era muito grave e vi que não havia mais o que fazer. Então, decidi rezar, pedir a JESUS que o salvasse. Foi então que o diretor da escola onde ele estudava resolveu direcionar nossas preces ao padre MARIANO. Duas mil crianças da escola participaram das orações e milagrosamente em quatro dias meu filho estava recuperado e sem seqüelas. Não há explicação para a recuperação tão rápida, porque é de ordem médica e sei que em geral, nestes casos, o paciente leva até seis meses para se restabelecer”, disse ELIANE LOPES DA SILVA PALOTTO, mãe de JOÃO PAULO.
Hoje, aos 16 anos, JOÃO encara com naturalidade sua recuperação. “Não lembro de nada do que aconteceu no dia do acidente. Mas acredito em milagres, porque no meu caso poderia ter ficado com inúmeras seqüelas e nada disso aconteceu. Estou ótimo e levo uma vida normal”.
Pelo menos 30 pessoas entre amigos e parentes do beato espanhol também foram à cerimônia. A sobrinha do padre, a religiosa MARIA PAZ MARTIN DE LA MATA, recorda de outra graça alcançada pelo padre MARIANO. “Uma sobrinha estava com um tumor no ventre e o padre MARIANO fez preces pedindo sua recuperação. Quando ela realizou a última tomografia antes de marcar a cirurgia já não havia mais o tumor”.
O prefeito GILBERTO KASSAB também compareceu à cerimônia de beatificação. A missa foi celebrada pelo arcebispo de SÃO PAULO, dom CLÁUDIO HUMMES, e pelo cardeal JOSÉ SARAIVA MARTINS, representante do VATICANO.
PADRE MARIANO foi vítima de câncer em abril de 1983, aos 77 anos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Santíssimo Sacramento em SÃO PAULO e, em 1997, foi transferido para a Paróquia SANTO AGOSTINHO.

Uma estudante de 14 anos que estava seqüestrada havia 26 dias foi libertada do cativeiro hoje por policiais da Divisão Anti-Seqüestro (DAS) na zona leste de SÃO PAULO. Os criminosos haviam cortado parte dos cabelos da vítima e enviado à família como prova de que estavam com a jovem. A polícia acredita que os mesmos seqüestradores tenham uma outra vítima em cativeiro.
A estudante, identificada pela polícia apenas como LUANA, havia sido capturada em SUZANO, ao descer do ônibus que a levava da escola para casa. Ela é filha de um empresário que fabrica e comercializa bolsas na zona leste da capital. Á polícia, a jovem disse que havia desconfiado dias antes de homens que a observavam no interior de um carro vermelho próximo à escola. O mesmo carro foi usado para capturá-la.
A jovem foi mantida inicialmente em um cativeiro em POÁ, na mesma região da Grande SÃO PAULO, e depois levada para uma casa humilde na favela PARQUE DAS FLORES, no bairro paulistano de SÃO MATEUS. Embora não tenha sido agredida, a adolescente permaneceu acorrentada nos pulsos e nas pernas enquanto estava em poder dos criminosos. O resgate exigido pelos bandidos não foi pago. Um criminoso foi preso ontem e indicou à polícia o local do cativeiro, na favela.  A DAS foi hoje ao ponto apontado pelo seqüestrador preso esperando encontrar duas vítimas do mesmo bando, mas apenas uma estava no local. Um homem foi preso e uma mulher tem a participação no crime investigada pela polícia.

O garoto mineiro LUCAS DIAS DE ALMEIDA, de sete anos, teve a cabeça decepada ao cair de um banana boat (barco inflável) em PORTO SEGURO, litoral sul da BAHIA. A morte do menino aconteceu na tarde deste domingo na praia de TAPERAPUÃ minutos antes de o barco voltar à praia, e foi presenciada pelos turistas que estavam no local do acidente. Os familiares e responsáveis das cinco crianças e adolescentes que faziam o passeio estavam na beira da praia, fotografando a chegada do grupo. LUCAS estava em PORTO SEGURO com a madrasta. Além de LUCAS, nenhum outro ocupante do banana boat ficou ferido.

O ex-presidente do IRAQUE, SADDAM HUSSEIN foi condenado hoje à morte por enforcamento. O tribunal especial, criado em 2005 para julgar o ex-ditador e sete de seus colaboradores, considerou SADDAM responsável pelo massacre de 148 iraquianos xiitas da aldeia de DUJAIL, em 1982, e o condenou por crimes contra a humanidade. O advogado chefe da equipe de defesa de SADDAM, KHALIL AL-DULAIMI, anunciou que entrará com apelação ainda esta semana. A legislação iraquiana permite a medida para os casos de condenação à morte ou à prisão perpétua.
A sessão de leitura da sentença começou às 11:30 horas (6:30 horas em BRASÍLIA), com um incidente entre o juiz, RAOUF ABDEL-RAHMAN, e um dos advogados de defesa, o americano RAMSEY CLARK, ex-procurador geral em seu país. O advogado entregou um memorando ao juiz definindo todo o processo como “uma farsa”. CLARK foi imediatamente expulso do tribunal.
Como na maioria das vezes em que foi levado para o banco dos réus, nas tumultuadas sessões do julgamento que começou no dia 19 de outubro do ano passado, SADDAM HUSSEIN assumiu hoje atitude abertamente hostil. Recusou-se a acatar a ordem do juiz a se levantar para ouvir de pé a leitura da sentença. Então, por determinação de ABDEL-RAHMAN, dois funcionários do tribunal o forçaram a ficar de pé. Durante a leitura da sentença, SADDAM segurou um exemplar do ALCORÃO e gritou duas vezes a frase “ALAHU AKBAR” (ALÁ É GRANDE). Após ouvir a condenação à morte por enforcamento, apontou com o dedo para o juiz e bradou em tom de desafio: “Viva o povo iraquiano e morram seus inimigos! Viva a nação gloriosa e morram os traidores!”. Depois escreveu uma nota, que encaminhou ao juiz, dizendo que deseja ser fuzilado. Ao ser retirado, gritou para o guarda que segurou seu braço: “Não me empurre, garoto!”.
A data do enforcamento não foi marcada porque o ex-presidente iraquiano será submetido a outros julgamentos, também sem data marcada. A condenação de SADDAM HUSSEIN provocou reações distintas no IRAQUE: protestos nas regiões sunitas e comemorações nas de maioria xiita.
Outros dois réus, antigos colaboradores de SADDAM HUSSEIN no governo – AWAD HAMED AL-BANDAR, chefe do Tribunal Revolucionário na época do massacre, e BARZAN IBRAHIM, meio-irmão de SADDAM e ex-chefe dos serviços secretos – também foram condenados a morte por enforcamento. TAHA YASSIN RAMADAN, ex-vice-presidente do IRAQUE, pegou prisão perpétua. ALI DAYIH, ABDULLAH RUWAYYID e seu filho MIZHAR RUWAYYID, todos altos dirigentes do partido BAATH, em 1982, foram condenados a penas de sete a quinze anos por duas acusações diferentes, mas foram absolvidos de “crimes contra a humanidade”. MOHAMMED AL-AZAWI, outro colaborador de SADDAM, foi declarado inocente pelo tribunal.          

Centenas de pessoas homenagearam hoje SANTOS DUMONT no CAMPO DE BAGATELLE, subúrbio de PARIS, por ocasião do centenário do primeiro vôo do 14-BIS. O mesmo parque testemunhou, em 23 de outubro de 1906, a primeira vez em que um avião se elevou do chão para voar alguns metros com o controle do piloto.
Hoje foi usada uma réplica do 14-BIS com telas e bambu, pilotada pelo brasileiro DANILO FLORES FUCHS, reserva da Aeronáutica. Ele não conseguiu fazer com que o aparelho decolasse. Depois de percorrer 150 metros sem sair do chão, uma asa se quebrou.

Faleceu BULENT ECEVIT, que foi por quatro vezes primeiro-ministro da TURQUIA, entre 1974 e 2002.  Ele foi o primeiro socialista a ocupar o cargo. Em 1974, ordenou a invasão de CHIPRE, o que resultou na divisão do território da ilha com a GRÉCIA. ECEVIT era um entusiasta da entrada da TURQUIA na UNIÃO EUROPÉIA, sonho que está longe de ser consumado. Morreu em conseqüência de um derrame cerebral sofrido em maio de 2006, aos 81 anos. Em ANCARA.

2 007     :     -    SEGUNDA-FEIRA
PAULO SKAF, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, do Instituto Roberto Simonsen – IRS, do SESI e SENAI de São Paulo e o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR OSVALDO JOSÉ DE OLIVEIRA, Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA, convidam para evento alusivo ao
JUBILEU DE OURO DA COMARA
Data: 5 novembro de 2007-10-30
Local: Edifício Sede da FIESP
16:30 h – 15º andar – Palestra sobre a COMARA
17:30 h – 16º andar – Lançamento do Livro “COMARA 50 ANOS” e Exposição Estática “Vencendo o Desafio Amazônico”, seguido de coquetel

MINAS GERAIS, década de 1930. O amor entre uma estudante moderninha e um padre que questiona a vocação vai dar o que falar. O enredo de DESEJO PROIBIDO, de WÁLTHER NEGRÃO, que estréia hoje, é uma das apostas da GLOBO para levantar o horário das seis, em crise com a audiência de ETERNA MAGIA (média na casa dos 20 pontos). A outra, e forte, é o elenco.
A trama tem nomes como os dos veteranos LIMA DUARTE e EVA WILMA  e de jovens talentos como FERNANDA VASCONCELLOS e GRAZIELLI MASSAFERA – embaladas pela boa repercussão de suas personagens em PÁGINAS DA VIDA (2006) – além de MURILO ROSA, com fama de galã desde AMÉRICA (2005).
A história começa com o drama de ANA (LETÍCIA SABATELLA) na fictícia cidade de PASSAPERTO. A mestiça entra em depressão por não conseguir ter filhos com o marido, CHICO FERNANDES (JOSÉ DE ABREU), e por sentir culpa de tê-lo afastado do único herdeiro, HENRIQUE, fruto do primeiro casamento do fazendeiro. O menino foi morar com a avó materna, CÂNDIDA (EVA WILMA), que repudia a união e decide criar o neto.
ANA caminha pela beira do rio à espera de um milagre e encontra um cesto com um bebê desacordado. Pega a criança e corre para uma gruta próxima dali, que abriga a VIRGEM DE PEDRA. Desesperada, implora para a santa ressuscitar a criança e promete jamais desampará-la.
O bebê desperta e cria-se a lenda. A menina é batizada LAURA e ganha o apelido de filha da santa. A vilã CÂNDIDA não gosta nada da história e tampouco do fato de ter de dividir a herança do neto legítimo com a nova integrante da família. Então, impõe: os dois devem se casar assim que terminarem os estudos para que a fortuna não seja dividida.
ANA rejeita a idéia e manda a filha estudar na capital enquanto não sabe como tirá-la das garras da vilã. O tempo passa, LAURA (FERNANDA VASCONCELLOS) e HENRIQUE (DANIEL DE OLIVEIRA) crescem. Ela se torna uma garota esperta e ele herda o caráter duvidoso da avó.
Quando a mocinha está perto de concluir os estudos, o vilão começa a bombardeá-la com cartas de amor, influenciado pela avó. Encantada, LAURA cede aos seus encantos. Férias de verão, os dois se reencontram e seguem para PASSAPERTO.
Assim que entra no trem que a levará para casa, LAURA vê seu lugar ocupado por MIGUEL (MURILO ROSA). Ao se dirigir ao rapaz, a atração é mútua, mas eles acabam se desentendendo.
Na cidade, MIGUEL revê o tio, padre INÁCIO (MARCOS CARUSO), e comenta que sua missão no local é investigar os milagres da VIRGEM DE PEDRA. É aí que descobre que LAURA foi uma das pessoas abençoadas pela santa. O maior problema do sacerdote, contudo, será escolher entre a paixão e a vocação. Sem contar as armações de HENRIQUE para tirá-lo do caminho, claro.
Além do romance proibido, núcleos cômicos prometem. Um deles é o da família do prefeito VIRIATO (LIMA DUARTE). O político não mede esforços para ficar no poder, a primeira-dama MAGNÓLIA (NÍVEA MARA), idolatra a posição na sociedade e FLORINDA (GRAZI MASSAFERA), uma das filhas do casal, não sossega enquanto não desencalhar.  

Chove nesta manhã. VICTÓRIO e COLOMBO me ajudam no MMDS. Surgem conversas sobre o falecimento do pai do NILDO; falência múltipla dos órgãos foi o que se constatou pelo médico que examinou o corpo. NILDO regressou de IPACAETÁ neste final de semana. Sofrendo de diabetes, senhor ARLINDO teria tomado doses excessivas de insulina. A taxa de diabetes ficou muito baixa e ele não tinha mais controle. Deixou de comer e entrou em profunda depressão, entregando-se à doença, desiludido com a vida. 
Na Sociedade, recebo um telefonema do CORONEL MENDES. Ele se encontra no GRANDE ORIENTE, mas sofre de uma virose estomacal. Combina-se a nossa ida para SOROCABA, amanhã, saindo da Sociedade por volta das 16 horas.  Seremos homenageados com a outorga do Colar “ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO DA MATA E SILVA”, o “pai de tecnologia nuclear brasileira”, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba (PRAÇA FERNANDO PRESTES, s/nº - Centro de Sorocaba. Meu companheiro de Escola de Oficiais não sabia da morte do CORONEL PM Ref NILO PINTO DA SILVA FILHO, apenas um ano mais antigo do que a nossa turma.
Entra em contato conosco o associado GUILHERME RODOLPHO, amigo do CORONEL MENDES. Está devendo para os cofres da Sociedade desde fevereiro de 2006 e não tem condições de pagar seu débito. Quer ajudar o MMDC no campo da informática.
O TENENTE-CORONEL PM CODELO, nosso tesoureiro, vem ao MMDC para tratar de nossa vida financeira. Cria mecanismos de controle do dinheiro. Está desconfiado que quantias estão sumindo. A única pessoa que mexe com a contabilidade é a LILIAN.
No computador, consigo organizar os arquivos. Saio hoje mais cedo. GINO STRUFFALDI, nosso presidente, permanece conosco a tarde toda. Deixamos o MMDC depois das 16 horas. A tarde é fria e chuvisqueiros caem esparsamente. 

Uma pane na turbina direita do avião bimotor LEARJET é a causa mais provável para o acidente de domingo, na CASA VERDE, que matou oito pessoas – seis de uma mesma família, mais o piloto e o co-piloto. A opinião é do especialista em segurança de vôo JORGE BARROS. A conclusão, segundo ele, pode ser tirada em razão da curva feita à direita pela aeronave, segundo após deixar o CAMPO DE MARTE. A curta correta depois da decolagem deveria ser à esquerda. “A hipótese plausível é de que apenas a turbina esquerda estava em funcionamento, o que forçou a curva à direita. Com apenas uma turbina funcionando, o avião perdeu sustentabilidade e caiu de bico”, disse BARROS.

Cerca de 130 pessoas acompanharam, no fim da tarde, o enterro coletivo dos seis integrantes da família que teve a casa atingida pelo LEARJET no domingo. As vítimas foram enterradas no Cemitério Municipal CHORA MENINO, em SANTANA, em caixões lacrados. Na residência, moravam 14 pessoas. Primeiro foram enterrados o casal ANA MARIA LIMA FERNANDES, de 21 anos, e LUCAS DE SOUZA SÓ JÚNIOR, de 20, e o filho deles, LUAN VITOR DE LIMA SÓ, de 10 meses. O caixão do bebê foi posto junto ao de sua mãe. Depois, chegou a vez de AIRES FERNANDES, de 53 anos, e da sua mulher, ROSA LACERDA DE LIMA FERNANDES, de 55. A matriarca, LINA OLIVEIRA FERNANDES, de 74 anos, foi enterrada por último.
O secretário estadual de Justiça, LUIZ ANTÔNIO MARREY, participou das cerimônias, como representante do governador JOSÉ SERRA. Os outros moradores da casa também assistiram ao enterro. A exceção foi CLÁUDIA, de 16 anos, a primeira a ser resgatada dos escombros. Ela continua hospitalizada. O futuro de CLÁUDIA é incerto. A própria família não sabe com quem vai ficar a menina quando receber alta do hospital. A garota só sobreviveu porque foi atirada do beliche onde estava através da janela e foi parar numa árvore em frente à casa. Com 30% do corpo queimado, a adolescente ainda corre o risco de morrer, de acordo com informações dos médicos. 

Pressionado por quatro processos por quebra de decoro no Conselho de Ética, RENAN CALHEIROS voltou hoje ao Senado pela primeira vez desde que se licenciou da presidência – por 45 dias – em 11 de outubro. O senador, que estava em licença médica de dez dias do mandato, decidiu reassumir “com discrição”, não mais com a missão de voltar ao cargo principal da Casa, mas para tentar evitar a cassação. RENAN descartou um novo pedido de afastamento. “Se eu estou trabalhando, como eu vou renovar a licença?, questionou. 

Um motim no presídio da cidade de SANTIAGO DEL ESTERO, no norte da ARGENTINA, provocou a morte de pelo menos 33 presidiários além de 25 feridos. A rebelião, durante a qual colchões foram incendiados pelos presos, foi sufocado pela polícia após 24 horas.O motim foi uma manobra dos presidiários para tentar realizar uma fuga de um grupo de detentos.

SALVATORE DEL PICCOLO, chefe mafioso da COSA NOSTRA e fugitivo havia 25 anos, foi detido perto de PALERMO, junto com o filho SANDRO, caçado pela Justiça havia seis anos. A polícia acredita que LO PICCOLO, de 64 anos, sumido desde 1983, ocupou a chefia do COSA NOSTRA na SICÍLIA após a detenção de BERNARDO PROVENZANO, em 2006. PROVENZANO foi detido após ter dirigido por 42 anos as atividades mafiosas a partir da clandestinidade. A batida de hoje levou à detenção também de ANDREA ADAMO e GASPARE PULIZZI, cujos nomes – junto com os de SALVATORE e SANDRO – constavam na lista dos 30 criminosos mais procurados da ITÁLIA.
 
Roteiristas de cinema e televisão dos ESTADOS UNIDOS entraram em greve hoje, após o fracasso das negociações de última hora que tentavam evitar a primeira paralisação da Associação dos Escritores da América em quase duas décadas. Os profissionais da COSTA LESTE pararam oficialmente à 0:01 hora (3:01 horas em BRASÍLIA) e foram seguidos três horas depois por seus colegas da COSTA OESTE.
A greve afeta seriados e talk-shows de fim de noite, como “THE TONIGHT SHOW WITH JAY LENO”, da NBC, e o “LATE SHOW WITH DAVID LETTERMAN”, da CBS, que devem ter programas reprisados.

O sermão dominical na paróquia de SANTA MARIA DE TEBRA, em VIGO (ESPANHA), virou um pedido de perdão aos fiéis por causa da união do pároco com uma brasileira. O padre ERNESTO PAZOS registrou a união com a imigrante DILMA LEITE ARRUDA como “matrimônio de convivência”, para evitar que ela fosse extraditada. “Um gesto cristão”, disse o sacerdote. Há dez anos, a brasileira é ajudante, doméstica e enfermeira do padre. Mas a licença de residência na ESPANHA venceu em outubro. O padre, de 73 anos, diz não manter qualquer relação mais íntima com a mulher.

A polícia do PAQUISTÃO reprimiu hoje com bombas de gás lacrimogêneo e golpes de cassetete milhares de advogados que protestavam contra a decisão do presidente PERVEZ MUSHARRAF de impor o estado de emergência e destituir o chefe da Suprema Corte, enquanto vários aliados ocidentais reconsideravam sua ajuda ao país. Sob pressão, MUSHARRAF prometeu deixar a farda e realizar as eleições legislativas na data prevista.

2 008      :     -    QUARTA-FEIRA
A Distrital Sudeste da Associação Comercial de São Paulo e o Movimento Poético Nacional convidam para o lançamento do livro “VERSOS, SEMPRE VERSOS E...”, da associada Frances de Azevedo.
Data: 05/11/2008, a partir das 18 horas
Local: Rua Afonso Celso, 1659 – Vila Mariana
Haverá apresentação de cantores líricos e populares do M.P.N., e durante os autógrafos será oferecido coquetel de confraternização.
GIACINTO COSIMO CATALDO
Diretor Superintendente
Distrital Sudeste
WÁLTER ARGENTO
Presidente Movimento Poético Nacional

Mando para o LEONARDO o prefácio do livro que ele e seus companheiros idealizaram:
                                                 PREFÁCIO
   Meus jovens: LEONARDO LELIS DE ALMEIDA, ANDRÉ ALVIM FARIA DA SILVA e ARTHUR FELIPE BODSTEIN.
   Há uma fase de ouro da existência em que grande soma de idéias nos propelem para os sonhos das vitórias sociais; é a da idade de vocês, LEONARDO e ANDRÉ com 21 anos e ARTHUR com 23. Por isso, militando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, desde maio de 1996, com a idade de 71 anos, surpreende-me o grande interesse demonstrado por vocês em relatar episódios da Epopéia de 1932. Quero parabenizar o mestre ANDRÉ CHAVES DE MELO pelos ensinamentos transmitidos a esses jovens, razão primeira que os levaram a se interessar pela causa brasileira em busca do ideal de Direito. Já dizia Roberto de Campos: “o importante não é o fato, mas sim a narrativa”. Esse livro-reportagem narra, com imparcialidade, os momentos principais que os veteranos de 1932 passaram. Eles têm verdadeiro orgulho pela participação na revolução e se ufanam em transmitir o que aconteceu nos idos de julho, agosto e setembro daquele ano. Aprendi muito com a convivência diária na companhia deles, nesses maravilhosos anos em que trabalho nesta Sociedade de Veteranos de 32-MMDC. É puro diletantismo, mas muito gratificante.   
    Estou profundamente comovido por vocês terem tomado a pulso essa empreitada de entrevistar os meninos de 32, fato que eu mesmo não consegui fazer nesses doze anos. Mas posso transmitir a vocês que está fadada ao sucesso a obra meritória desses meninos de 2008, setenta e seis anos após o desfecho do Movimento Constitucionalista. Agradeço a vocês a oportunidade de me manifestar nesse profícuo trabalho, que, certamente, irá acrescentar novos conhecimentos ao marcante episódio histórico da única revolução no gênero, no mundo.
    Nos primeiros meses de meus trabalhos nesta Sociedade, conhecendo melhor os meandros da Revolução de 1932, lembrei-me do poeta Gibran Khalil Gibran que disse o seguinte:
    “...na alameda do templo e à sombra da cidadela, tenho visto os mais livres entre nós carregar sua liberdade como um jugo e um grilhão.
    E meu coração sangrou dentro de mim, pois só podereis libertar-vos quando até mesmo o desejo de procurar a liberdade não se tornar um jugo para vós e quando cessardes de falar da liberdade como de uma meta e de um fim”.
     Depois de 1930, o Brasil não tinha mais liberdade e sofria sobre o jugo de uma ditadura. Portanto o movimento de 1932 foi uma das mais belas páginas de civismo, coragem e dedicação à causa da reconstitucionalização do país. Especial atenção deverá ser dada ao caráter espontâneo do movimento que em poucos dias provocou uma verdadeira explosão da massa popular envolvendo autoridades civis, militares e eclesiásticas; políticos, estudantes, professores, jovens, crianças, mulheres e até pessoas já idosas.
      Entremeado aos depoimentos dos ex-combatentes, sabiamente vocês trouxeram ao leitor momentos até nostálgicos do início do século 20. Isso faz com que sejamos levados a “viver” a época de 30 e a entender melhor a razão que levaram ao desencadeamento da “guerra cívica” de 32. Provectos, todos com mais de 90 anos, os meninos da revolução dão para nós exemplos de vida. Os depoimentos deles são sagrados, entremeados de dor e felicidade: dor pelo sofrimento da época e alegria por saberem que estão sendo venerados.
       Confesso a vocês que passei a querer bem esses idosos que são verdadeiros heróis. Nos meus doze anos de trabalho na Sociedade, sofri com a perda de setenta e quatro deles. Podemos citar dois que vocês entrevistaram: Geraldo Faria Marcondes e Egberto Maia Luz (este último não houve nem a chance de tomar o depoimento, pois somente ficaram nos contatos preliminares, desde que ele partiu para o batalhão maior da Revolução, sem nos avisar). No momento em que escrevo esse prefácio tomo conhecimento do falecimento de mais um ex-combatente, o engenheiro VICENTE LEITE SAMPAIO, aos 97 anos, integrante da Coluna Invicta, comandada por ROMÃO GOMES.
       A Revolução Constitucionalista de 1932, cujo 76º aniversário há pouco se comemorou, é sempre lembrada com legítimo orgulho por milhões de brasileiros que se recordam dos lances dramáticos e heróicos daquela magnífica jornada cívico-militar, quer nas linhas de frente, quer nos meritórios trabalhos de retaguarda. É esse capítulo da história brasileira que deverá sempre ser transmitido às gerações que se sucedem, para que nunca se perca o conhecimento da justiça daquela sagrada causa.
       Deveremos evitar, no futuro, que detratores da nossa dignidade cívica e falsificadores da História procurem obscurecer e contestar o valor, o heroísmo, o senso de responsabilidade e o patriotismo que levaram o povo às trincheiras, a fim de exigir da ditadura implantada no Brasil, em 1930, a Ordem, a Lei e o Respeito que se negava à Nação. 
        Encerrando, meus jovens ANDRÉ, ARTHUR e LEONARDO, a missão impossível de vocês é uma realidade. Meus parabéns por terem registrado os conhecimentos, as experiências e a sabedoria transmitidos pelos ex-combatentes que vocês entrevistaram. Foi um caminho longo, requereu minhas horas de intenso trabalho e paciência, mas vocês triunfaram e produziram uma obra digna de elogios. Os nossos heróis de 1932, que velam nossas vidas e nos dão alento pelo que estamos fazendo em prol da História do Brasil, certamente agradecerão também o esforço despendido pelos jovens de 2008.
Mario Fonseca Ventura
Coronel PM Ref Secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

LEONARDO assim se manifesta:

ESTIMADO CORONEL VENTURA,

Estou sem palavras para lhe dizer o quanto sou grato pelas suas gentis palavras. A alusão feita entre os heróis de 32 e os jovens de 2008 é a maior honra que recebemos e que, sem dúvida, receberemos em nossas vidas. O prefácio desenvolvido pelo senhor nos serve como fonte de inspiração tanto para dar prosseguimento a esta obra quanto para as nossas vidas. Continuaremos em nossa empreitada para registrar as memórias de todos os veteranos que pudermos localizar. Agradeço muitíssimo pelo seu apoio e pela fundamental colaboração da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC. Muito me orgulho de ser paulista ao conhecer pessoas como vocês, que prezam pela História de São Paulo e pela democracia no Brasil. Seu prefácio está brilhante, Coronel. Obrigado por dedicá-lo também ao professor André, pois ele se dedica à formação de bons caracteres, e não só de profissionais.
Um forte abraço!
LELIS./..
"RES, NON VERBA"
Um outro e-mail que recebo nesta quarta-feira:

Barack Hussein Obama, eleito presidente dos Estados Unidos da América
“Se alguém aí fora ainda duvida de que algumas coisas podem acontecer em nosso país, se alguns questionam os sonhos de nossos fundadores, hoje é a resposta para suas dúvidas.”
Foi com essa espécie de desabafo que o democrata Barack Obama, extra-oficialmente declarado novo presidente dos Estados Unidos, iniciou o discurso da vitória em Chicago, diante de milhares de eufóricos e emocionados eleitores norte-americanos. O senador por Illinois é o 44º presidente da história dos EUA, e o primeiro negro a ocupar o posto mais alto da Casa Branca, sede do governo.
Com a conquista de 338 votos de delegados dentre os 538 colégios eleitorais nos estados (até cerca de 3h20 desta quarta-feira), dos 270 necessários para a vitória, e após o telefonema no qual a derrota foi admitida pelo republicano John McCain, o democrata apareceu com contida felicidade e alívio diante da gigantesca platéia. Como manda o figurino, chegou de mãos dadas com a nova primeira-dama, Michelle Obama, e as filhas Malia e Sasha.
Obama fez um pronunciamento de quase meia-hora no Grant Park, em Chicago, no qual saudou o “corajoso líder” derrotado John McCain, e repetiu diversas vezes o lema de campanha “Yes, we can” (“Sim, nós podemos”, no que era acompanhado em uníssono pela multidão). E, em meio a uma ovação unânime, mandou um recadinho ao mundo, com atenção especial aos terroristas.
“Àqueles que querem destruir o mundo, nós vamos derrotar vocês. Àqueles que querem paz no mundo, nós apoiaremos vocês”, bradou, endurecendo o discurso ameno e calculado durante a campanha presidencial, e fazendo referência à mudança tão apregoada em sua proposta de gestão. “Um novo amanhecer está no horizonte”, profetizou Obama, dirigindo-se a cidadãos que o acompanhavam em todo o mundo, “nos cantos mais esquecidos do planeta”.
Agradecimentos
Finalmente vitorioso, o havaiano de Honolulu Barack Hussein Obama fez alguns agradecimentos a figuras-chave de sua campanha e da vida pessoal, como "a rocha que sustenta a minha família, o amor da minha vida, a nova primeira-dama dos Estados Unidos da América".
Em momento de alta carga emotiva, o democrata lembrou dos ensinamentos da avó materna, Madelyn Dunham, morta nesta segunda-feira (3) no Hawaii, onde vivia. Levando populares às lágrimas, Obama disse que Madelyn o teria inspirado a agir em momentos difíceis, e que seu exemplo permanecerá com ele.
Obama agradeceu também ao próprio adversário, dizendo que a nação norte-americana teve "o privilégio" de testemunhar "os serviços desse corajoso líder" McCain, que recebeu a honraria "herói de guerra" pelas inúmeras missões militares, em mais de uma guerra. Obama declarou querer trabalhar com o republicano para o bem do país.
"[McCain] lutou duro e por um longo tempo", ensejou Obama, referindo-se à extensa agenda da campanha presidencial. "E ainda mais arduamente pelo país que ama. Ele fez um sacrifício que a maioria de nós não pode sequer imaginar", completou, agora com referência à época em que McCain foi combatente das forças armadas.
Por fim, Obama se dirigiu novamente aos eleitores, dizendo que faria um governo em que negros, brancos, latinos, asiáticos, gays, homossexuais e demais minorias não seriam discriminados. E estendeu os agradecimentos ao eleitorado: "Jamais esquecerei a quem essa história pertence. E ela pertence a vocês." (Fábio Góis)
www.congressoemfoco.com.br  atualizada 5/11/08

Nesta tarde o CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, presidente do Conselho Deliberativo, realiza uma reunião. Comparecem: CORONEL Ref ARY CANAVÓ, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, SÉRGIO LUIZ CARRARO. O GINO e eu assistimos essa reunião. O presidente homenageia o falecido EGBERTO MAIA LUZ de uma maneira que comove. São examinadas as contas relativas ao ano de 2007 e aprovadas. Agora o balancete precisa ser examinado pelo CONSELHO SUPERIOR. É marcada a data de 11 de novembro, próximo terça-feira, para essa reunião.
VICTÓRIO e CRISTIANO dão-me notícias do RONALDO. Dizem que ele está fazendo um ótimo estágio na nossa co-irmã da BAHIA. Ele se acostumou com a lida diária, mas sente saudades dos seus amigos. Seus contatos estão sendo feitos pela ORKUT.
O GINO e eu combinamos com o CORONEL MENDES, por telefone, nossa ida amanhã até a APMBB. Seremos homenageados pelo Diretório Acadêmico “XV DE DEZEMBRO” e depois deveremos ir até SÃO MIGUEL PAULISTA, onde, no Colégio TOBIAS DE AGUIAR, o GINO receberá o MARCO DO RECONHECIMENTO.
CORONEL NOGUEIRA, da COOPMIL, quer que leve o FRANCISCO GIANNOCCARO e o GAETANO BRANCATI LUIGI para almoçar nesse lugar em data ainda a combinar. Na última reunião da Comissão Cívica e Cultural entreguei um ofício da COOPMIL manifestando o desejo de receber o MARCO DA PAZ.
Permaneço na Sociedade, juntamente com o Presidente, até às 17 horas. Depois, de metrô vamos até a estação PRAÇA DA ÁRVORE. Ali, tomamos um táxi e vamos para a DISTRITAL SUDESTE da Associação Comercial. Chegamos cedo e a FRANCES DE AZEVEDO ainda está organizando o salão onde autografará o seu livro. Num final de tarde e início de noite muito agradável se reúnem vários amigos da poetiza: Dona DINORÁH, JANAÍNA EXPÓSITO PINTO, FRANCISCO GIANNOCCARO, ELOY, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, RESENDE, MAJOR PM Ref ARLINDO DE SOUZA PICOLI, HELIODORO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE e outros.      
Quase 20 horas e JANAÍNA quer me deixar na estação metrô ARMÊNIA. Para mim isso é muito bom. Vou ganhar tempo e posso chegar mais cedo em casa. Na DISTRITAL SUDESTE ainda haverá apresentação de cantores e, com certeza, irá terminar um pouco tarde. GINO e dona DINORAH ficam para assistir essa segunda parte do lançamento do livro da FRANCES.

O desprezo do PALMEIRAS pela COPA SUL-AMERICANA era evidente. Enquanto o time, com apenas dois titulares, levava dois gols com menos de 18 minutos, em BUENOS AIRES, na ARGENTINA, o técnico VANDERLEI LUXEMBURGO, à vontade, comentava o jogo pela TV, como convidado da Rede GLOBO. Comandado pelo auxiliar técnico NEI PANDOLFO, o ALVIVERDE lutou o quanto pôde apenas para evitar uma desclassificação vergonhosa. Sem pancadaria nem surpresa. Em um jogo disputado, mas leal, o time reserva do PALMEIRAS acabou derrotado novamente pelo ARGENTINO JÚNIORS, por 2 a 0, e deu adeus à competição.

Na tentativa de conseguir aprovar os projetos que reajustam o salário dos policiais civis, o governador JOSÉ SERRA enviou, hoje, à Assembléia Legislativa alterações que antecipam em 60 dias a correção salarial prevista nas propostas originais que estão sendo discutidas pelos deputados estaduais. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado considerou a modificação insignificante e defendeu a continuidade da greve, que dura cerca de 50 dias.

A família de ELOÁ CRISTINA PIMENTEL, de 15 anos, voltou hoje pela primeira vez ao apartamento onde a adolescente foi assassinada. Os irmãos de ELOÁ, RONICKSON e DOUGLAS, e uma tia chegaram ao apartamento por volta das 16 horas, e permaneceram lá por duas horas. Eles pegaram roupas, documentos e objetos pessoais. A mãe de ELOÁ, ANA CRISTINA PIMENTEL, de 42 anos, não foi ao apartamento. De acordo com a advogada VALÉRIA APARECIDA CAMPOS, que acompanhou a família, a mãe de ELOÁ não “tinha condições” de voltar ao local. A casa está toda revirada e “inabitável”. Por isso, a mãe de ELOÁ e os irmãos vão continuar na casa de uma amiga da Igreja Congregação Cristã, também em SANTO ANDRÉ.

Era o dia de folga do metalúrgico LEANDRO RODRIGUES MARQUES, de 22 anos. Ele sai com sua HONDA preta com o amigo ÉDIPO DOS SANTOS MARCIANO, de 21 anos, do JARDIM JADE, GUARULHOS, onde mora. A dupla ia comprar um telefone celular. Por volta das 14 horas, no cruzamento entre a Avenida CASTELLO BRANCO e a Rua CONSTÂNCIO COLALILO, os dois amigos se depararam com uma perseguição policial e um tiroteio. Viaturas da PM perseguiam bandidos que haviam roubado o BANCO REAL na Rua CAPITÃO GABRIEL, no centro da cidade. LEANDRO foi atingido por uma bala de fuzil no ombro esquerdo que perfurou seus dois pulmões, o coração e saiu pela axila direita. Depois de ser atingido, o metalúrgico falou para o colega “tomei um tiro, me ajuda”. ÉDIPO só teve tempo de tirar o capacete do amigo, que morreu em seguida.

O advogado JOSÉ NILDO ALVES CARDOSO, que representa a estudante NAYARA RODRIGUES, de 15 anos, afirmou que a menina não deve participar da reconstituição do crime, que está prevista para a semana que vem. De acordo com o advogado, NAYARA é vítima, e não apenas uma testemunha. “Por isso, ela não ter a obrigação de participar da reconstituição. Voltar ao local do crime provocaria danos psicológicos a ela”, afirmou CARDOSO, que passou a representar a família da adolescente há 11 dias.

Desaparecida desde segunda-feira, dia 3 de novembro, a menina RACHEL MARIA LOBO OLIVEIRA GENOFRE, de 9 anos, foi encontrada morta, hoje, dentro de uma mala deixada debaixo de uma escada da rodoferroviária de CURITIBA, no PARANÁ. O corpo da garota, que usava uniforme escolar, apresentava sinais de estrangulamento e de abuso sexual. RACHEL foi vista pela última vez por volta das 17:30 horas de segunda-feira, quando deixou a escola. A menina fazia sempre sozinha o trajeto para casa. Ela caminhava cerca de cem metros para pegar o ônibus.   

Mentor da OPERAÇÃO SATIAGRAHA, missão federal que investiga o banqueiro DANIEL DANTAS em suposto esquema de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e fraudes fiscais, o delegado PROTÓGENES QUEIROZ tornou-se hoje alvo da Polícia Federal, corporação que integra há quase dez anos. Pouco depois das 5 horas da manhã, ele foi abruptamente despertado por uma equipe de agentes e delegados federais, munidos de mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz AL MAZLOUM, da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Os policiais vasculharam o apartamento 2508, no 25º andar do SHELTON HOTEL, no centro da capital – endereço que PROTÓGENES, que reside em BRASÍLIA, ocupa quando se desloca para São Paulo. Ele chegou à capital paulista na noite de terça-feira para ministrar uma palestra sobre corrupção para alunos da PUC-SP.
Os federais levaram o notebook do delegado – que prendeu DANTAS no dia 9 de julho, na polêmica OPERAÇÃO SATIAGRAHA. Também foram recolhidos o rádio e o celular de PROTÓGENES. A ele não foi exibida a ordem judicial. “Em toda minha vida profissional, nunca havia sido submetido tamanha humilhação e constrangimento”, reagiu.
No fim da tarde, revoltado, PROTÓGENES declarou ser vítima de uma retaliação da própria instituição por ter, no auge da SATIAGRAHA, denunciado à Procuradoria da República suposto boicote de superiores às investigações. O delegado acabou afastado da condução do inquérito e ficou marginalizado. Com base na denúncia de PROTÓGENES, o procurador ROBERTO DIANA abriu procedimento para apurar a conduta da cúpula da PF.  

A vitória de BARACK OBAMA e do Partido Democrata na terça-feira, dia 4, foi impactante, mas a magnitude dos problemas que os ESTADOS UNIDOS enfrentam não dá margem para longas celebrações. No seu discurso da vitória, na madrugada de hoje, OBAMA pediu “sacrifício” e “união” dos americanos para o “longo e íngreme caminho”  pela frente.
Dando uma medida da urgência dos problemas, OBAMA apressava hoje as articulações para anunciar os postos-chave em seu gabinete e assim iniciar rapidamente a transição até sua posse no dia 20 de janeiro.

2 009     :        -     QUINTA-FEIRA
Uma temperatura superior a trinta graus impossibilita o trabalho normal Dormi mal e levantei tarde. O tempo apenas serve para a leitura dos jornais e uma passada ligeira pelo computador, vendo as mensagens principais que me foram enviadas.
O trânsito não é bom na Marginal Tietê. Chego tarde no MMDC. Nossa funcionária também não está bem de saúde. Apesar de tudo demonstra alegria porque o seu filho GABRIEL está completando hoje dez anos de idade.
O Tribunal de Justiça tem urgência em proceder a manutenção da Sociedade. Os retoques na pintura das paredes já foram executados. Parte dos mastros das bandeiras também já foi limpo. Acredita-se que a reinauguração será realizada entre 16 e 20 de novembro. Mas ninguém conversa comigo sobre essa decisão. Não vejo hoje nem o GINO e nem o MENDES. Amanhã deveremos ir até SOROCABA, pois seremos agraciados com medalhas do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico daquele município, por volta das 19 horas.
Com a temperatura muito alta, resolvo retornar logo para casa. Somente mais tarde recebo um telefonema do GINO. Ele conversou com o MENDES acerca de nossa viagem a SOROCABA e ficou decidido que o MENDES me pega no MMDC por volta das 15 horas e depois iremos buscá-lo em sua residência.  

Responder |TOGNETTI, Americo para GBB
mostrar detalhes 11:03 (12 horas atrás)
Querem botar Marighella no lugar de Floriano Peixoto!
quinta-feira, 5 de novembro de 2009 | 4:47, por REINALDO AZEVEDO no http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/ 
Eis que leio o seguinte no Estadão Online. Comento em seguida:
Antigos militantes da Aliança Libertadora Nacional (ALN), organização de esquerda que foi comandada por Carlos Marighella, lançaram nesta quarta-feira, data em que há 40 anos foi assassinado o ex-guerrilheiro em São Paulo, a campanha para dar seu nome à Praça Marechal Floriano, no centro do Rio, tradicionalmente conhecida como Cinelândia.
“Esta praça é simbólica, foi palco das principais campanhas políticas desde a do Petróleo é Nosso. Ela abrigou a passeata dos 100 mil. Por aqui começaram o terminaram grandes outras passeatas e manifestações, como a da Anistia e das Diretas Já”, lembrou o também ex-comandante da ALN Carlos Eugênio Sarmento da Paz, ao justificar o movimento para dar à praça o nome de Marighella.
Nesta quarta-feira, simbolicamente, os participantes da manifestação - havia representantes do PT, PSB, PCdoB, PCB e PDT - colaram nas placas da praça o nome do ex-líder da organização de esquerda. Na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Leonel Brizola Neto tramita um decreto legislativo lhe dando o título de cidadão carioca. Na próxima semana o movimento dará início à coleta de assinaturas em um abaixo-assinado de forma a forçar os vereadores cariocas a aprovarem a legislação necessária para mudar o nome da praça que também abriga a Câmara.
Comento
No dia 29 de maio, em Pernambuco, Lula afirmou que o Brasil precisa prestigiar os seus heróis. E citou como exemplo de heroísmo justamente Carlos Marighella.
Marighella, Marighella… Ah, lembrei! Não é aquele terrorista que escreveu um Manual da Guerrilha que punha até os hospitais como alvo da ação de seus liderados? Sim, é ele mesmo! No dia 7 de novembro de 2008, eu dediquei um post à obra-prima do “herói” de Lula:
O nobilíssimo ministro Paulo Vannuchi, dos Direitos Humanos, é um dos senhores empenhados em defender a revisão da Lei da Anistia. É um homem adequado para o cargo, sem dúvida. Sobretudo por seu passado de grande humanista. Era membro, por exemplo, da ALN (Ação Libertadora Nacional), organização liderada pelo terrorista Carlos Marighella. E a classificação lhe cabe não porque eu queira. Mas porque ele própria a queria. Escreveu um “Minimanual da Guerrilha Urbana” em que defendia, sem receio, as ações terroristas. E ensinava como praticá-las.
(…)
Pois bem. Vamos ler alguns trechos do que era pregado por Marighella, o guia genial de Vannuchi, esta pomba da paz “com o bico volteado”… Leiam e pensem que muitos dos que adotaram e/ou aprovaram tais procedimentos recebem, hoje em dia, uma pensão do estado por causa de sua “luta”. E é essa gente que está querendo, agora, a revanche. Seguem trechos do manual (os entretítulos são meus).
TRECHOS DO MANUAL DE MARIGHELLA
Já na abertura
A acusação de “violência” ou “terrorismo” sem demora tem um significado negativo. Ele tem adquirido uma nova roupagem, uma nova cor. Ele não divide, ele não desacredita, pelo contrário, ele representa o centro da atração. Hoje, ser “violento” ou um “terrorista” é uma qualidade que enobrece qualquer pessoa honrada, porque é um ato digno de um revolucionário engajado na luta armada contra a vergonhosa ditadura militar e suas atrocidades.
Missão
O guerrilheiro urbano é um inimigo implacável do governo e infringe dano sistemático às autoridades e aos homens que dominam e exercem o poder. O trabalho principal do guerrilheiro urbano é de distrair, cansar e desmoralizar os militares, a ditadura militar e as forças repressivas, como também atacar e destruir as riquezas dos norte-americanos, os gerentes estrangeiros, e a alta classe brasileira.
(…)
é inevitável e esperado necessariamente, o conflito armado do guerrilheiro urbano contra os objetivos essenciais:
a. A exterminação física dos chefes e assistentes das forças armadas e da polícia.
É pra matar
No Brasil, o número de ações violentas realizadas pelos guerrilheiros urbanos, incluindo mortes, explosões, capturas de armas, munições, e explosivos, assaltos a bancos e prisões, etc., é o suficientemente significativo como para não deixar dúvida em relação as verdadeiras intenções dos revolucionários.
A execução do espião da CIA Charles Chandler, um membro do Exército dos EUA que veio da guerra do Vietnã para se infiltrar no movimento estudantil brasileiro, os lacaios dos militares mortos em encontros sangrentos com os guerrilheiros urbanos, todos são testemunhas do fato que estamos em uma guerra revolucionária completa e que a guerra somente pode ser livrada por meios violentos.
Esta é a razão pela qual o guerrilheiro urbano utiliza a luta e pela qual continua concentrando sua atividade no extermínio físico dos agentes da repressão, e a dedicar 24 horas do dia à expropriação dos exploradores da população.
Razão de ser
A razão para a existência do guerrilheiro urbano, a condição básica para qual atua e sobrevive, é o de atirar. O guerrilheiro urbano tem que saber disparar bem porque é requerido por este tipo de combate.
Tiro e pontaria são água e ar de um guerrilheiro urbano. Sua perfeição na arte de atirar o fazem um tipo especial de guerrilheiro urbano - ou seja, um franco-atirador, uma categoria de combatente solitário indispensável em ações isoladas. O franco-atirador sabe como atirar, a pouca distância ou a longa distância e suas armas são apropriadas para qualquer tipo de disparo.
Espalhando o terror
[a guerrilha deve] provar sua combatividade, decisão, firmeza, determinação, e persistência no ataque contra a ditadura militar para permitir que todos os inconformes sigam nosso exemplo e lutem com táticas de guerrilha urbana. Enquanto tanto, o governo (…) [terá de retirar] suas tropas para poder vigiar os bancos, industrias, armarias, barracas militares, televisão, escritórios norte-americanas, tanques de armazenamento de gás, refinarias de petróleo, barcos, aviões, portos, aeroportos, hospitais, centros de saúde, bancos de sangue, lojas, garagens, embaixadas, residências de membros proeminentes do regime, tais como ministros e generais, estações de policia, e organizações oficiais, etc.
[a guerrilha deve] aumentar os distúrbios dos guerrilheiros urbanos gradualmente em ascendência interminável de tal maneira que as tropas do governo não possam deixar a área urbana para perseguir o guerrilheiro sem arriscar abandonar a cidade, e permitir que aumente a rebelião na costa como também no interior do pais
E assim vai leitor amigo. Todas as recomendações criminosas que vão acima caracterizam o crime de terrorismo, que a Constituição brasileira considera imprescritível.
(mas o seu idealizador, pregador e praticante vai ser feito HERÓI, pasmém, com o seu apoio, se voce é um dos 83% que aprovam esse perigo que chamam de governo.tog).

Hoje à tarde, em mais de um dos seus inúmeros compromissos, PELÉ esteve no campo do JABAQUARA, em SANTOS, para dar o pontapé inicial de um torneio de juniores que homenageia seu pai, o também ex-jogador DONDINHO, e deu mais um show de paciência e simpatia.
Sob um sol de quase quarenta graus e cercado por dezenas de pessoas, o Rei do futebol concedeu mais de uma hora de entrevista coletiva, posou para
Fotos e deu inúmeros autógrafos, sem desfazer o velho sorriso.

O governador do PARANÁ, ROBERTO REQUIÃO, caiu hoje de um palanque de três metros de altura, em PAIÇANDU, no interior do Estado, em solenidade de entrega de ônibus escolares.
REQUIÃO sofreu luxação no pé esquerdo e foi levado de helicóptero para CURITIBA, onde foi medicado. Outras 25 pessoas sofreram ferimentos. A causa provável do acidente é que o palco, que estava superlotado, não resistiu ao excesso de peso.

A dona de casa JOSETE JESUS DA SILVA, de 26 anos, deu à luz encostada em uma cadeira de madeira, na sala de medicação da Maternidade Municipal SILVÉRIO FONTES, em SANTOS, na última segunda-feira. O marido, o pintor de autos JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA MELO, de 31 anos, que a acompanhava, fez o parto ali mesmo e evitou que a filha, ROBERTA VITÓRIA, caísse ao chão. O irmão dele, ÂNDERSON MARQUES DE OLIVEIRA, de 15 anos, filmou tudo com o celular. A médica de plantão teria se recusado a atender JOSETE porque ela chegou ao hospital sem os documentos.
A Promotoria de Defesa do Consumidor de São Paulo abriu hoje inquérito civil contra a clínica de fertilização do médico ROGER ABDELMASSIH, preso desde 17 de agosto sob acusação de que teria praticado 56 estupros. Serão investigadas suspeitas de promessa de gravidez a várias pacientes, não entrega de exames clínicos e do contrato de prestação de serviço, falta de orientação sobre as conseqüências da reprodução assistida e de informação sobre o destino do material excedente do procedimento médico.

Depois de pedir a abertura de ação penal por crime de peculato contra o senador tucano EDUARDO AZEREDO, ex-governador de MINAS GERAIS e ex-presidente do PSDB, o ministro do Supremo Tribunal Federal, JOAQUIM BARBOSA, concluiu hoje seu voto pedindo também a abertura de processo por lavagem de dinheiro.
BARBOSA defendeu no plenário do STF que o tribunal receba integralmente a denúncia do Ministério Público Federal, que acusa AZEREDO de ter participado de um esquema de desvio de recursos públicos e de caixa dois na campanha de 1998, quando tentou se reeleger governador de MINAS GERAIS. O julgamento foi adiado depois do voto de BARBOSA porque o ministro JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI, ex-chefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, ex-advogado-geral da União no governo LULA e novato na Corte, pediu vista.

Pelo menos doze pessoas morreram e 31 ficaram feridas na maior base militar do mundo, FORT HOOD, no TEXAS, em um tiroteio nesta tarde. O atirador era o MAJOR NIDAL MALIK HASAN, americano, de 39 anos, que seria enviado para o IRAQUE.
HASAN, psiquiatra que cuidava de soldados, foi morto. Uma das possíveis causas do ataque é o stress. Muçulmano nascido nos EUA, ele manifestara temor de ir para a guerra. “Nos últimos cinco ano esse era seu pior pesadelo”, disse o primo dele, NADER HASAN.
A base militar de FORT HOOD serve de treinamento e de pólo para o envio de tropas para o IRAQUE e o AFEGANISTÃO. É o principal centro de recepção dos soldados que voltam do combate. Mais de 100 mil pessoas, entre militares e civis, circulam diariamente nela.
HASAN foi morto logo após o início do tiroteio, às 13:30 horas. Dois militares chegaram a ser detidos, mas foram soltos. Ele foi transferido para a base em julho. Fontes disseram que sua avaliação no Centro Médico de WÁLTER REED fora fraca.
HASAN nasceu na VIRGÍNIA em 1970 e estudou em VIRGÍNIA TECH, escola que, em 2007, um aluno matou 32 pessoas. Era solteiro e sua ficha militar não indicava preferência religiosa.
O ataque aconteceu quando soldados cuidavam de documentos para partir para o IRAQUE e o AFEGANISTÃO. Soldados que participavam de uma cerimônia de graduação estão entre as vítimas. A base foi bloqueada e instalações militares tiveram a segurança reforçada.

O presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, recusou-se hoje a indicar os nomes que deveriam compor, com os membros do governo de facto, um gabinete de união. A recusa deu-se na data-limite para a formação do governo interino, de acordo com o PACTO SAN JOSÉ – TEGUCIGALPA. ZELAYA afirma que só nomeará seus representantes após o Congresso determinar sua restituição à presidência. A recusa aumenta ainda mais as incertezas sobre o processo de reconciliação hondurenho, iniciado na semana passada sob forte pressão dos EUA.

2 010     :        SEXTA-FEIRA
O caso do veterano JOÃO MOURÃO PIERROTTI demonstra certa preocupação Foram mobilizadas várias pessoas no sentido de ajudar o ex-combatente de 1932, com cem anos, internado no Hospital Geral do Exército. Mas sua situação de saúde se complica com uma infecção urinária. Permanece internado e é melhor a Sociedade aguardar uma definição quanto a sua possível alta. Converso com o GINO STRUFFALDI a respeito disso, como também conversei ontem com o CORONEL PM MENDES. Iremos aguardar a saída do veterano do Hospital Geral do Exército para desencadear o auxílio prometido. Nossa diretora de Comunicação Social está em contato direto com FERNANDA, filha do Senhor PIERROTTI. Não estou bem de saúde e a sexta-feira é, de certa maneira, sofrível de passar. Na Rua TABATINGUERA, por volta das 13:30 horas, converso com o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO.
Recebo a seguinte mensagem do CORONEL PM Ref CORRÊA DE CARVALHO, ainda a respeito da permanência do CORONEL PM CAMILO como Cmt Geral no próximo governo.
QUESTÃO DE JUSTIÇA
1. a msg abaixo foi escrita no dia 3/11 às 14:54hs e, por algum desvio, não havia sido publicada;
2. quem primeiro levantou a idéia de pleitearmos a permanência do Cel Camilo foi o Amigo Coronel MARIO FONSECA VENTURA (Asp de 1963) baluarte da Sociedade Veteranos de 32; nosso reconhecimento, ainda que atrasado;
3. como os nossos pensamentos não ficam parados, quando a sugestão de abortamento foi apontada pela experiência do Amigo Carlos Alberto, já nos encontrou vaticinando sobre as consequências da nossa iniciativa e os obstáculos que seriam encontrados pelo caminho, considerando o ambiente de interesses pelo qual ela iria transitar: É EVIDENTE QUE QUANDO A RAZÃO SE PÕE EM CAMPO, A EMOÇÃO TENDE A CEDER ESPAÇO; reitero, pois, o meu apoio ao abortamento;
4. alguém me ensinou, no passado, que deveríamos SEMPRE TROCAR DE LUGAR COM A PESSOA QUE PENSAMOS JULGAR (p.ex. para julgar um Cmt, ponha-se no lugar dele e pergunte-se o que vc faria, levando em conta as previsíveis consequências do seu ato);
NOSSO MODERADOR, AMIGO / IRMÃO CIAPINA, tem revelado constante serenidade e especial equilíbrio nas suas atitudes e manifestações, MERECENDO A NOSSA CONFIANÇA E O NOSSO RESPEITO; NÃO TENHO NENHUMA DÚVIDA DE QUE ELE FEZ O QUE ACREDITOU SER MELHOR PARA O MOMENTO.
Isto não significa que a idéia deva ser posta de lado, MUITO PELO CONTRÁRIO, precisamos encontrar A MELHOR MANEIRA DE MANTÊ-LA VIVA E COLOCÁ-LA EM PRÁTICA, lembrando, fundamentalmente, que NADA DE TAL TEOR PARA A VIDA DA CORPORAÇÃO SERÁ ALCANÇADO SEM O EFETIVO "DE ACORDO" DA MAIORIA DOS ATIVOS, ESPECIALMENTE DO COMANDO.
Não é impossível que o Comando e o EM da PM já tenham estudos nesse sentido (oxalá!).
Já temos boas cabeças pensando em como levar adiante de forma inteligente (e forte!) essa empreitada (mantenham suas baterias carregadas!).
Abraços.
Corrêa de Carvalho
Em 5 de novembro de 2010 10:48, Sebastião

Em seu primeiro pronunciamento em cadeia de rádio e TV após as eleições, o presidente LULA disse que é preciso “qualificar” o debate político. Ao mesmo tempo, ele usou o discurso para soltar frases típicas de palanque, alfinetar a oposição e reclamar de preconceito contra a presidente eleita DILMA ROUSSEFF.

A Justiça Militar decretou hoje a prisão temporária de quatro PMs suspeitos de terem matado dois jovens em setembro, em CIDADE DUTRA, na zona sul da capital. O caso ainda fez o secretário da Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, afastar o comandante do 50º Batalhão, TENENTE-CORONEL PM EDNALDO CIRINO DOS SANTOS, e o comandante da Companhia de Força Tática do 50º BPMM, CAPITÃO PM HENRIQUE MOTA NEVES. Três soldados e um tenente que atuam no 50º BPMM são investigados. Já foi descoberto que o tenente teria sido agredido por uma das vítimas antes de entrar para a PM, há quatro anos. Hoje foi concluído o exame de DNA que mostrou que o material genético do sangue encontrado em uma viatura BLAZER da FORÇA TÁTICA era compatível com o do vigilante ÉMERSON HEIDA, de 28 anos, cujo corpo foi encontrado carbonizado no dia 26, em PARELHEIROS, também na zona sul. Outro indício de que os policiais militares participaram do crime é que no dia do desaparecimento, 10 de setembro, a BLAZER em que estavam os suspeitos rodou mais do que o dobro da quilometragem das outras viaturas do mesmo batalhão. Outro corpo foi encontrado na madrugada de hoje em PARELHEIROS e a polícia suspeita que seja a do metalúrgico EDSON EDNEY DA SILVA, de 27 anos, que estava com o amigo ÉMERSON na última vez que foram vistos sendo revistados por PMs. Quem testemunhou a cena foi o irmão de ÉMERSON, ÂNDERSON HEIDA. “Até hoje não havia provas concretas que permitissem a prisão dos suspeitos. Só com a conclusão do exame de DNA, somada aos outros elementos, é que essa possibilidade foi concretizada”, afirmou o TENENTE PM CLÁUDIO CÉSAR CAPELARI, porta-voz da Corregedoria da PM. Hoje pela manhã a Corregedoria prendeu administrativamente os quatro policiais militares e a prisão temporária foi decretada à tarde. O inquérito ainda está em andamento e serão apuradas mais informações sobre a rixa entre o PM e a vítima e também se o corpo encontrado hoje pertence à segunda vítima. Dois policiais negaram ter cometido o crime. Os outros dois preferiram não se manifestar.

A soldado IVANA ALVES DE OLIVEIRA SCONIZA, de 34 anos, da Força Tática do 31º Batalhão da Polícia Militar, foi morta a tiros ontem à noite no JARDIM TRANQUILIDADE, em GUARULHOS. O acusado é o ex-marido de IVANA, o também soldado do 31º BPMM, EDILSON ANTÔNIO DO NASCIMENTO, de 42 anos, conhecido como PEPINO. Ferida com seis tiros – em ombro, tórax e coxa – IVANA, que estava afastada do trabalho por ordem médica, foi levada ao Hospital Municipal PADRE BENTO e morreu durante cirurgia. Segundo a irmã dela, LILIAN ALVES DE OLIVEIRA, o PM estava escondido atrás de um CELTA prata e se aproximou da vítima a pé. Depois de atingir a ex-mulher, ele foi embora no carro. O PM continua foragido. “Com a fuga, não houve condições de fazer o flagrante”, disse o delegado assistente da Delegacia Seccional de Polícia de GUARULHOS, ANTÔNIO CARLOS ARAÚJO. IVANA foi enterrada hoje à tarde no Cemitério VILA RIO, em GUARULHOS. A soldado deixa três filhos – entre 7 e 18 anos. Ela e NASCIMENTO foram casados por sete anos e meio. De acordo com parentes, IVANA havia dado queixa no batalhão contra o marido pois, inconformado com a separação, ele ia freqüentemente até a casa dela para ameaçá-la. O 2º Distrito Policial de GUARULHOS, onde o caso foi registrado, instaurou inquérito. Também foi instaurado Inquérito Policial Militar.   

Faleceu o administrador FIRMINO LIMA DE FREITAS, aos 54 anos, no Hospital SÍRIO LIBANÊS, em decorrência de complicações causadas por um câncer. Com um jeito divertido de ser, acabou dando bons exemplos a quem conviveu com ele. As boas maneiras de tratar o próximo, com respeito e amor, por exemplo, ficaram como sua maior mensagem. Filho de FIRMINO ROCHA DE FREITAS, o administrador nasceu em SÃO PAULO em 29 de janeiro de 1956. Seu pai foi secretário de Transportes do governo ABREU SODRÉ na década de 1960 e administrou os negócios da família. Teve seis irmãos, um deles, MARCOS, morreu vítima de um câncer. Uma perda que foi muito sentida pela família. Formado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana MACKENZIE, FIRMINO sempre trabalhou com determinação. Foi diretor da BRAVOX, fabricante de alto-falantes. Teve três filhos, MARIA, HELENA e FIRMINO. Morava com dois deles na VILA MADALENA, zona oeste da capital, e nos momentos de lazer gostava de andar de moto e curtir a natureza na fazenda da família, em GUARANÉSIA, no Sul de MINAS. Também aproveitou bons momentos com a companheira de todas as horas ANA CLARA, que administra uma escola. A filha HELENA conta que ele foi muito querido, respeitado e de conduta exemplar. “Ele me ensinou que devemos passar pela vida fazendo tudo do melhor jeito possível, tratando as pessoas de forma especial e cultivando valores, para que as lembranças que deixarmos sejam positivas”, resume HELENA.  

A injeção de 600 bilhões de dólares pelo Federal Reserve (FED, o banco central americano) na economia dos ESTADOS UNIDOS vai contaminar a preparação da cúpula do G-20 (que reúne os países mais ricos e influentes do mundo), na semana que vem em SEUL, e promete azedar o clima do encontro. Os principais parceiros econômicos dos EUA – EUROPA, CHINA e BRASIL – atacaram hoje o plano americano e prometeram levar o assunto ao encontro na COREIA DO SUL. Neste fim de semana, uma reunião entre os presidentes dos principais bancos centrais, na BASILEIA, promete se tornar o ensaio geral da cúpula. BEN BERNANKE, presidente do FED, está sendo aguardado para explicar por que tomou a decisão, enquanto os demais xerifes das finanças prometem alertar sobre os riscos da medida.

A tempestade tropical TOMÁS, que ganhou força hoje e se transformou em furacão, provocou inundação em LEOGANE, cidade próxima de PORTO PRÍNCIPE, no HAITI, e bastante destruída pelo terremoto de janeiro. JEREMIE e LES CAYES foram atingidas também. O país do CARIBE ainda enfrenta uma epidemia de cólera. Inundações podem agravar ainda mais o quadro da doença, que já matou mais de 400 pessoas na nação mais pobre das AMÉRICAS.   

Dois acidentes aéreos, um em CUBA e outro no PAQUISTÃO, mataram 90 pessoas entre quinta-feira (dia 4) e hoje. Em CUBA, um avião da AERO CARIBBEAN caiu na região central da ilha, causando a morte de todas as 68 pessoas a bordo, entre eles 28 estrangeiros. O avião ATR-72 fazia a rota entre SANTIAGO DE CUBA e HAVANA quando caiu em uma zona rural da província de SANCTI SPIRITUS, a 350 km a leste de HAVANA. Das 68 pessoas a bordo, 61 eram passageiros. Dos estrangeiros, nove seriam argentinos, sete mexicanos, três holandeses, dois alemães, dois austríacos, um espanhol, um francês, um italiano, um japonês e um venezuelano. No PAQUISTÃO, um pequeno avião fretado da JS AIR com 22 pessoas a bordo – 20 passageiros e dois pilotos – caiu hoje depois de decolar do aeroporto de KARACHI, no sul do país.

Pelo menos 70 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em atentados lançados contra duas mesquitas no noroeste do PAQUISTÃO na região da fronteira com o AFEGANISTÃO. Ativistas anti-TALEBAN foram os alvos dos atentados, cometidos durante as orações sagradas de sexta-feira, quando os templos islâmicos estão lotados. No primeiro atentado, um homem-bomba entrou pelos fundos de uma mesquita em DARRA ADAM KHEL, quando cerca de 300 pessoas faziam as preces do dia e detonou seus explosivos. Pelo menos 67 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas. Entre as vítimas estão várias crianças. O provável alvo do ataque era MALIK WALI KHAN, líder comunitário que encorajava a oposição ao TALEBAN. No segundo ataque, quatro granadas foram lançadas dentro de uma mesquita próxima de PESHAWAR, matando 3 pessoas e ferindo outras 24. As autoridades afirmaram que o local atacado pertence a um líder tribal favorável ao governo, que poderia ser o alvo do atentado. Os atentados nas áreas tribais do PAQUISTÃO, localizados no noroeste do país, são um lembrete do poder do TALEBAN e da AL-QAEDA na região da fronteira com o AFEGANISTÃO, apesar da ofensiva militar americana em solo afegão. O atentado em DARRA ADAM KHEL foi o mais mortífero desde julho, quando uma série de ataques coordenados matou 102 pessoas e feriu 168 no noroeste do PAQUISTÃO. Um avião privado utilizado por uma companhia petrolífera italiana caiu hoje perto do aeroporto de KARACHI, a maior cidade do PAQUISTÃO. Todas as 21 pessoas a bordo morreram, entre elas um italiano. O piloto informou a torre de controle minutos antes do acidente que haiva algum problema no motor, mas não conseguiu retornar ao aeroporto.

A atriz norte-americana JILL CLAYBURGH, cuja carreira foi marcada por papéis de mulheres independentes, morreu nesta sexta-feira, aos 66 anos, vítima de leucemia, em sua casa em CONNECTICUT (EUA). Ela lutava contra a doença há 20 anos. JILL concorreu duas vezes ao OSCAR de melhor atriz – pela comédia UMA MULHER DESCASADA, em 1978, e por ENCONTROS E DESENCONTROS, em 1979. Em UMA MULHER DESCASADA, a atriz foi ÉRICA, uma esposa e mãe cujo mundo desmorona quando seu marido a abandona por uma mulher mais nova. Na época, ela ganhou o prêmio de melhor atriz em CANNES, pela atuação. Seu último filme, BRIDESMAIDS, continua inédito.

2 011      :    -       SÁBADO
Uma manhã de grande trabalho no computador. Atualizo o dia 5 de novembro, já imprimindo as mais de 50 páginas para colar num livro que se intitula “NOV11-05-06”. Também me toma um bom tempo a organização dos jornais e demais papéis na biblioteca. Pela Internet, recebo algumas mensagens interessantes:
REPÚBLICA DESTROÇADA
GRUPO GUARARAPES
Marco Antonio Villa - O Estado de S.Paulo
Em 1899 um velho militante, desiludido com os rumos do regime, escreveu que a República não tinha sido proclamada naquele mesmo ano, mas somente anunciada. Dez anos depois continuava aguardando a materialização do seu sonho. Era um otimista. Mais de cem anos depois, o que temos é uma República em frangalhos, destroçada.
Constituições, códigos, leis, decretos, um emaranhado legal caótico. Mas nada consegue regular o bom funcionamento da democracia brasileira. Ética, moralidade, competência, eficiência, compromisso público simplesmente desapareceram. Temos um amontoado de políticos vorazes, saqueadores do erário. A impunidade acabou transformando alguns deles em referências morais, por mais estranho que pareça. Um conhecido político, símbolo da corrupção, do roubo de dinheiro público, do desvio de milhões e milhões de reais, chegou a comemorar recentemente, com muita pompa, o seu aniversário cercado pelas mais altas autoridades da República.
Vivemos uma época do vale-tudo. Desapareceram os homens públicos. Foram substituídos pelos políticos profissionais. Todos querem enriquecer a qualquer preço. E rapidamente. Não importam os meios. Garantidos pela impunidade, sabem que se forem apanhados têm sempre uma banca de advogados, regiamente pagos, para livrá-los de alguma condenação.
São anos marcados pela hipocrisia. Não há mais ideologia. Longe disso. A disputa política é pelo poder, que tudo pode e no qual nada é proibido. Pois os poderosos exercem o controle do Estado - controle no sentido mais amplo e autocrático possível. Feio não é violar a lei, mas perder uma eleição, estar distante do governo.
O Brasil de hoje é uma sociedade invertebrada. Amorfa, passiva, sem capacidade de reação, por mínima que seja. Não há mais distinção. O panorama político foi ficando cinzento, dificultando identificar as diferenças. Partidos, ações administrativas, programas partidários são meras fantasias, sem significados e facilmente substituíveis. O prazo de validade de uma aliança política, de um projeto de governo, é sempre muito curto. O aliado de hoje é facilmente transformado no adversário de amanhã, tudo porque o que os unia era meramente o espólio do poder.
Neste universo sombrio, somente os áulicos - e são tantos - é que podem estar satisfeitos. São os modernos bobos da corte. Devem sempre alegrar e divertir os poderosos, ser servis, educados e gentis. E não é de bom tom dizer que o rei está nu. Sobrevivem sempre elogiando e encontrando qualidades onde só há o vazio.
Mas a realidade acaba se impondo. Nenhum dos três Poderes consegue funcionar com um mínimo de eficiência. E republicanismo. Todos estão marcados pelo filhotismo, pela corrupção e incompetência. E nas três esferas: municipal, estadual e federal. O País conseguiu desmoralizar até novidades como as formas alternativas de trabalho social, as organizações não governamentais (ONGs). E mais: os Tribunais de Contas, que deveriam vigiar a aplicação do dinheiro público, são instrumentos de corrupção. E não faltam exemplos nos Estados, até mesmo nos mais importantes. A lista dos desmazelos é enorme e faltariam linhas e mais linhas para descrevê-los.
A política nacional tem a seriedade das chanchadas da Atlântida. Com a diferença de que ninguém tem o talento de um Oscarito ou de um Grande Otelo. Os nossos políticos, em sua maioria, são canastrões, representam mal, muito mal, o papel de estadistas. Seriam, no máximo, meros figurantes em Nem Sansão nem Dalila. Grande parte deles não tem ideias próprias. Porém se acham em alta conta.
Um deles anunciou, com muita antecedência, que faria um importante pronunciamento no Senado. Seria o seu primeiro discurso. Pelo apresentado, é bom que seja o último. Deu a entender que era uma espécie de Winston Churchill das montanhas. Não era, nunca foi. Estava mais para ator de comédia pastelão. Agora prometeu ficar em silêncio. Fez bem, é mais prudente. Como diziam os antigos, quem não tem nada a dizer deve ficar calado.
Resta rir. Quem acompanha pela televisão as sessões do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e as entrevistas dos membros do Poder Executivo sabe o que estou dizendo. O quadro é desolador. Alguns mal sabem falar. É difícil - muito difícil mesmo, sem exagero - entender do que estão tratando. Em certos momentos parecem fazer parte de alguma sociedade secreta, pois nós - pobres cidadãos - temos dificuldade de compreender algumas decisões. Mas não se esquecem do ritualismo. Se não há seriedade no trato dos assuntos públicos, eles tentam manter as aparências, mesmo que nada republicanas. O STF tem funcionários somente para colocar as capas nos ministros (são chamados de "capinhas") e outros para puxar a cadeira, nas sessões públicas, quando alguma excelência tem de se sentar para trabalhar.
Vivemos numa República bufa. A constatação não é feita com satisfação, muito pelo contrário. Basta ler o Estadão todo santo dia. As notícias são desesperadoras. A falta de compostura virou grife. Com o perdão da expressão, mas parece que quanto mais canalha, melhor. Os corruptos já não ficam envergonhados. Buscam até justificativa histórica para privilégios. O leitor deve se lembrar do símbolo maior da oligarquia nacional - e que exerce o domínio absoluto do seu Estado, uma verdadeira capitania familiar - proclamando aos quatro ventos seu "direito" de se deslocar em veículos aéreos mesmo em atividade privada.
Certa vez, Gregório de Matos Guerra iniciou um poema com o conhecido "Triste Bahia". Bem, como ninguém lê mais o Boca do Inferno, posso escrever (como se fosse meu): triste Brasil. Pouco depois, o grande poeta baiano continuou: "Pobre te vejo a ti". É a melhor síntese do nosso país.
O ESCRITOR MARCOS ANTÔNIO VILLAS DISSE TUDO QUE O GRUPO GUARARAPES GOSTARIA DE ESCREVER.
O DR, VILLAS É UM MESTRE. OBRIGADO PELAS VERDADES.
OBRIGADO.
GRUPO GUARARAPES
REPASSEM!
SOMOS UMA REPÚBLICA DE PALHAÇOS!

Estimadissimo amigo EGYDIO
é com enorme satisfação e regozijo que vejo vosso debute como pesquisador e escritor em prol da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC em PIRACICABA.
Lembrar de ti nos dias em que me procurou para imaginar como abriria um núcleo e vendo-o hoje dar entrevistas realmente nos enche de orgulho e nos deixa certos de que temos em ti um soldado valoroso pela causa constitucionalista.
Agora efetivamente sabes o que é ser presidente de núcleo de CORRESPONDENCIA, é escrever, pesquisar, trabalhar, produzir, criar e DIFUNDIR. Se esses verbos não encontrarem ressonância no coração daquele que ocupa esse nobilíssimo posto, que dê um passo à retaguarda e que avance em quem possa fazê-lo.
Em momento algum errei em pleitear a vossa indicação para a excelsa medalha CONSTITUCIONALISTA, pois vi em você enorme potencial e isso tem de ser reconhecido no melhor de nossas energias.
Avante CAMARADA! ao tremular do nosso glorioso pendão constitucionalista.
Eia que os obstáculos são grandes, mas nosso Deus a quem servimos e de quem vivemos em graça abundante é maior ainda.
Enorme abraço do amigo e irmão de causa, fazendo os parabens extensivos a toda vossa digna familia,
BIAJONE
Nov 5, 2011
Caríssimo Sr Cel VENTURA
Segue, em anexo, publicação no Jornal A TRIBUNA PIRACICABANA Ano 38 edição nº 9.729 de 6 de novembro de 2011 entrevista que concedi a este idôneo e propalado jornal sobre a criação do Núcleo de Correspondência Voluntários Paulistas de Piracicaba extensão da SOCIEDADE VETERANOS DE 32/MMDC.
E, vou seguindo adiante nesta excelente obra de pesquisa e divulgação dos feitos heróicos dos combatentes da EPOPÉIA de 32 com o incentivo e colaboração do meu excelente amigo e irmão de Núcleo Prof. Jefferson BIAJONE.
Saudações,
EGYDIO
0510:43OUT2011
Publicação Jornal A Tribuna Piracicabana criação Núcleo de Piracicaba.jpg
CARÍSSIMO EGYDIO
Estou acompanhando bem de perto o excelente trabalho que você está fazendo em PIRACICABA. Se cada município do interior, que participou do Movimento Constitucionalista tivesse um EGYDIO ou um BIAJONE estaríamos com 100% de divulgação daquela EPOPÉIA.
Meus parabéns pela sua iniciativa e aqui, na Presidência, você tem nosso total apoio.
Seria uma grande satisfação para nós poder contar com sua presença no nosso almoço de confraternização em 9 de dezembro na AOMESP (ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS MILITARES DO ESTADO DE SÃO PAULO), à RUA TABATINGUERA, por volta do meio-dia.

Um incêndio destruiu hoje à noite dezenas de barracos da Favela DIOGO PIRES, no JAGUARÉ, na zona oeste de SÃO PAULO. Até às 22 horas não havia registro de vítimas. O Corpo de Bombeiros demorou uma hora e meia para controlar as chamas. Ainda não se sabe as causas do fogo – moradores culpam um curto-circuito. “Tem muita gambiarra aí”, afirmou o carpinteiro JOSÉ FARIAS, de 51 anos, morador do lugar. De acordo com a Defesa Civil, moraram no terreno – onde deve ser erguido um conjunto habitacional pela Prefeitura – 227 famílias, a maioria perdeu tudo. “As famílias estava cadastradas pela Prefeitura e iam começar a ganhar o bolsa aluguel”, disse o subprefeito da LAPA, CARLOS FERNANDES. Parte dos desabrigados ia passar a noite na casa de parentes. Ao todo, 15 equipes dos bombeiros foram mobilizadas. A Policia Civil deve abrir inquérito sobre o caso. Há dois anos, outro incêndio consumiu parte da favela.

Os estudantes e funcionários da Universidade de São Paulo (USP) que ocupam a Reitoria ganharam mais 54 horas antes de a direção da instituição ter o direito de chamar a Polícia Militar para retirá-los à força. O acordo que prolonga a ocupação até as 23 horas de segunda-feira, dia 7 de novembro, foi definido hoje em uma reunião na 9ª Vara da Fazenda Pública entre os representantes dos ocupantes e os da reitoria. A reitoria se comprometeu ainda a religar água, luz e Internet no prédio. Já os estudantes deverão limpá-lo e consertar os eventuais danos causados. Por fim, a Reitoria concordou em não punir administrativamente os alunos que compareceram na audiência.

Mais uma vez a combinação álcool e direção causou estragos em SÃO PAULO. Desta vez, o acidente envolveu o PM reformado ANTÔNIO SHIGUIMETI MIYASHIRO, de 62 anos. Ele bateu o COROLLA contra a traseira de um veículo, ontem à noite, na Avenida WASHINGTON LUIZ, proximidade do Aeroporto de CONGONHAS. Como apresentava sinais de estar alcoolizado, segundo a polícia, MIYASHIRO foi levado à delegacia e autuado em flagrante por embriaguez. Porém, pagou fiança de um mil reais e vai responder em liberdade. O COROLLA pertence à Associação Paulista do Ministério Público, entidade da qual MIYASHIRO é funcionário. Segundo o delegado ADALBERTO BARBOSA, o veículo estava com placa “fria”. A Associação Paulista do Ministério Público, contudo, explicou que o carro está totalmente legalizado no DETRAN e a placa não é falsa, mas reservada, por questões de “segurança”, diz o promotor EDUARDO ROBERTO ALCÂNTARA DEL CAMPO, um dos diretores da entidade. DEL CAMPO afirma ter ficado surpreso com a notícia de que o funcionário estaria embriagado. “Ele trabalha há tempos na associação, sempre teve conduta exemplar e desempenha bons serviços. Na PM também não teve máculas.”

Vinte e três minutos de jogo no segundo tempo. O SÃO PAULO dava fim a uma série de oito paradas sem vitórias no BRASILEIRO e colava no G4 com os três pontos que tinha em mãos. Mas bastaram 15 minutos de apagão para acontecer o improvável: vencendo o BAHIA por 3 a 1, o time levou a virada e perdeu por 4 a 3, hoje em SALVADOR. O surpreendente resultado deixou o TRICOLOR com os mesmos 50 pontos, na oitava posição. Já a equipe baiana chegou a 39 e abriu sete de distância para a zona de rebaixameto. O FIGUEIRENSE provou que não está para brincadeira na reta final do BRASILEIRO. Sob o comando do técnico JORGINHO, o FIQUEIRENSE bateu o BOTAFOGO por 1 a 0, hoje, no ENGENHÃO, e impediu o time carioca de dormir na liderança do campeonato. Com 55 pontos, o FOGÃO foi beneficiado pela derrota do SÃO PAULO e segue em terceiro. Em SETE LAGOAS, o ATLÉTICO MINEIRO seguiu firme com sua recuperação e bateu o GRÊMIO por 2  a 0.

A PORTUGUESA terá de esperar um pouco mais para comemorar o provável título da Série B. Hoje, o NÁUTICO venceu o ASA (AL) por 2 a 1 e impediu à LUSA de matematicamente assegurar a taça. Apesar disso, a vantagem do time do CANINDÉ na liderança é de 12 pontos, restando apenas quatro rodadas. Assim, um empate diante do SPORT, na terça-feira, dia 8, garantirá o título. A PONTE PRETA, que também ameaçava a conquista da LUSA, saiu da briga hoje ao empatar com o AMERICANA por 0 a 0. A MACACA caiu para o terceiro lugar.

Convocado para os amistosos da seleção brasileira contra o GABÃO, no dia 10 de novembro, e EGITO, quatro dias depois, o meia KAKÁ não poderá se apresentar ao técnico MANO MENEZES por conta de uma lesão muscular na perna direita. “KAKÁ não estará recuperado para ir com o BRASIL”, afirmou o treinador do REAL MADRID, JOSÉ MOURINHO, hoje. “Ele não terá tempo de se recuperar, precisará de 15 dias. É uma lesão que não tem nada a ver com os graves problemas do passado”, completou o comandante português, referindo-se à serie de problemas físicos do brasileiro em 2010. KAKÁ se machucou no dia 29 de outubro, na vitória do MADRID por 1 a 0 sobre a REAL SOCIEDAD. Ele não veste a camisa da seleção desde a eliminação nas quartas de final da COPA DO MUNDO da ÁFRICA DO SUL, no ano passado, quando o BRASIL caiu diante da HOLANDA.

NOVAK DJOKOVIC não conseguiu confirmar o favoritismo e acabou eliminado de forma surpreendente na semifinal do TORNEIO DA BASILÉIA. O número 1 do mundo caiu de virada diante do japonês KEI NISHIKORI com direito a “pneu” (o sérvio não fez um game sequer no set). DJOKOVIC voltou a sentir dores no ombro direito e, após a derrota, anunciou a desistência do MASTERS DE PARIS na próxima semana. Foi a maior vitória de NISHIKORI, 32º colocado do ranking mundial, e apenas a quarta derrota de DJOKOVIC na temporada. O japonês vai enfrentar na final o suíço ROGER FEDERER, nascido na cidade, que bateu o compatriota e freguês STANISLAS WAWRINKA com poucas dificuldades. Em VALÊNCIA, outra surpresa. O argentino JUAN MARTIN DEL POTRO, que ainda sonha com uma vaga no MASTERS CUP, em LONDRES, perdeu na semifinal para o tenista local MARCEL GRANOLLERS. Agora a única chance de DEL POTRO chegar ao torneio que reúne os oito melhores da temporada é sair de PARIS com pelo menos o vice-campeonato do torneio.
A bela sérvia ANA IVANOVIC tem amanhã a última chance de não terminar a temporada com as mãos abanando. A atual número 26 do mundo está na final do torneio de BALI, que reúne algumas das melhores do ano. Hoje, ela venceu NADIA PEROVA. Vai enfrentar na final a espanhola ANABEL MEDINA, que bateu a alemã SABINE LISICKI.

A fama de milagreiro no VALE DO PARAÍBA, no interior paulista, marcou a trajetória do padre OSMAR BARBOSA. Sua casa ficava na região central do município de LAGOINHA e era procurada por muitos que não tinham mais esperança de resolver seus problemas. Na madrugada, a partir das 3 horas, os carros já costumavam chegar e lotavam a pacata rua onde o padre vivia. Ele atendia qualquer tipo de queixa, desde doenças graves e vício em drogas até brigas envolvendo casais. Além de fazer milagres o religioso também era tido pela população como um homem que previa o futuro, mas o padre não gostava muito desse rótulo. Uma de suas previsões teria sido a enchente que arrasou SÃO LUIZ DO PARAITINGA, município vizinho de LAGOINHA, em 2010. Corria a lenda que, em uma de suas missas, o padre teria afirmado que o famoso Carnaval de PARAITINGA estava provocando muita bagunça nas ruas, desrespeitando a Igreja e isso poderia atrair “nuvens negras” para a cidade. Quando a tragédia ocorreu, não demorou muito para o povo de LAGOINHA espalhar que o padre havia previsto as fortes chuvas. Em razão da diabetes, ele foi obrigado a cortar alguns dedos dos pés anos atrás. Apesar da doença, não perdia o ânimo em atender as pessoas. Por causa de um aneurisma, ficou internado desde o início de outubro em TAUBATÉ. PADRE OSMAR morreu aos 83 anos e será enterrado na Igreja Matriz de LAGOINHA, mesmo local onde centenas de fiéis se reuniam todas as semanas para ouvir seus sermões.

O presidente da NICARÁGUA, DANIEL ORTEGA, deve ser reeleito amanhã, graças à melhora econômica do país e à permissão da Suprema Corte para disputar um segundo mandato consecutivo, apesar de a Constituição do país proibir a reeleição. O ex-líder guerrilheiro sandinista, que derrotou a ditadura do clã SOMOZA em 1979, conduz o país na direção da prosperidade econômica.

Uma série de atentados deixou pelo menos 150 mortos na cidade de DAMATURU, no norte da NIGÉRIA. Entre as vítimas estão muitos policiais. Hoje, grupo radical islâmico BOKO HARAM assumiu a autoria dos ataques. Entre os alvos escolhidos estavam igrejas e delegacias. Enquanto a cidade de DAMATURU era atacada, quatro bombas explodiram em diferentes áreas de MAIDUGURI,  a cerca de 130 km ao leste, a cerca, onde o BOKO HARAM tem mais presença.   

A atuação do ex-deputado FERNANDO CUNHA JÚNIOR, como coordenador e articulador de campanha eleitoral, foi fundamental para eleger MARCONI PERILLO governador de GOIÁS por duas legislaturas (1998 e 2010). CUNHA JÚNIOR costumava qualificar seu pupilo aos eleitores como homem arrojado, que corre e define fatos antes de eles acontecerem, enquanto os outros candidatos são mais tranqüilos e prudentes. Na primeira legislatura de PERILLO, CUNHA JÚNIOR iniciou a campanha partindo do zero e precisou usar muita criatividade para conquistar eleitores. Ele começou um movimento intitulado REAGE ANAPOLIS e, por boletins e comícios de rádio, contava todos os problemas da cidade, atribuindo o caos aos governos anteriores. Foi um sucesso. CUNHA JÚNIOR sempre foi conhecido como o político 24 horas, por se envolver no trabalho e esquecer a hora de voltar para casa. Ele começou a trabalhar aos 8 anos, quando o pai adoeceu. Vendia biscoitos nas ruas de GOIÂNIA feitos por sua mãe. Meses depois, ao ficar órfão, assumiu o sustento da família. Aos 15 anos mudou-se para o RIO, onde iniciou a vida política. Formado em Direito, assumiu em GOIÁS as secretarias de Articulação Institucional e Política do Governo, além de ser nomeado secretário extraordinário para Funções de Assuntos Estratégicos e Governo. Foi deputado federal por cinco mandatos. Morreu neste sábado, aos 73 anos, no Hospital ANIS RASI, em GOIÂNIA, de insuficiência respiratória. Seu corpo está sendo velado no Palácio das ESMERALDAS e na Câmara Municipal de ANÁPOLIS.

IRINEU JOÃO DA SILVA dedicou sua vida ao Direito. Desembargador da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça e professor universitário, IRINEU era vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de SANTA CATARINA. Ele era conhecido por tomar decisões rígidas quanto a aplicação da lei em relação à criminalidade. O desembargador passou mal na sexta-feira, dia 4 de novembro e foi encaminhado ao hospital em ITAJAÍ, cidade onde morava, mas não resistiu. Ele tinha 64 anos (nasceu em 1947). O enterro foi realizado hoje.       

O Juiz de Direito RUBENS ELY DE OLIVEIRA nasceu em 1938 e se criou na cidade de RIBEIRÃO PRETO (SP), onde cursou o Instituto de Educação OTONIEL MOTA. Como lembram seus amigos da época, era desde muito jovem um extraordinário orador. Certa ocasião, nas comemorações do cinqüentenário da escola, o então diretor solicitou que fosse indicado um aluno para representar o corpo discente. RUBINHO, como era chamado, foi escolhido e arrasou. Depois disso, acabou ganhando eleição para presidente do grêmio, que até então, se chamava Grêmio Nacionalista OLAVO BILAC. Em 1959, ele resolveu fazer uma excursão de alunos, sem autorização dos diretores e sofreu a pena de expulsão. RUBENS foi o único aluno de sua geração a ser expulso do velho colégio. Em seguida RUBENS ELY DE OLIVEIRA mudou-se para SÃO PAULO, casou-se e teve dois filhos. Formou-se em Direito em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Ingressou na magistratura estadual em 1973, sendo aprovado em 17º lugar. Sua primeira comarca como titular foi PALMEIRA D´OESTE, próximo à cidade de JALES (SP). Ele atuou naquela região até o ano de 1978, quando foi promovido para a comarca de SÃO ROQUE, onde exerceu a magistratura até o ano de 1984. Nessa data foi promovido para a capital. Em SÃO PAULO trabalhou em diversos fóruns, nas áreas cível e de menores. Na área criminal, atuou na Corregedoria dos Presídios, aposentando-se na Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo, em 1992. RUBENS morreu em SÃO ROQUE, aos 73 anos. 

ALFONSO CANO, o número 1 das Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC), foi morto em uma operação do Exército e da polícia federal ontem. O anúncio do assassinato de CANO – líder máximo e ideólogo da guerrilha colombiana – foi feito hoje pelo próprio presidente JUAN MANUEL SANTOS, que visitava o balneário de CARTAGENA.  “Caiu o número 1 das FARC”, comemorou SANTOS diante de jornalistas. “Esse é o mais duro golpe contra as FARC na história da guerrilha. VIVA A COLÔMBIA!” O líder guerrilheiro tinha 63 anos e havia mais de três décadas estava nos quadros das FARC.
SANTOS aproveitou o anúncio da morte de CANO – cujo nome verdadeiro era GUILLERMO LEÓN SÁENZ – para exortar os guerrilheiros a aceitarem a derrota e se desmobilizarem imediatamente. Caso contrário, ameaçou, “terminarão na prisão ou em um caixão”.
5 DE NOVEMBRO DE 2012     :    -      SEGUNDA-FEIRA
ALDO STRUFFALDI manda-me o seguinte e-mail:
Recebo do ALDO STRUFFALDI a seguida mensagem:
Prezado Cel. Ventura,
Lá no sul meu primo e eu fomos entrevistar o Veterano Artur Dornelles Fernandes, com 100 a. de idade. Ele é veterano, foi combatente de 32, no entanto, atuou combates como integrante das forças federais que vieram de Santa Maria/RS para combater as forças revolucionárias de São Paulo que oficialmente eram chamadas de “forças rebeldes”.Ele é, portanto, uma testemunha da história. Esse veterano trabalhou por cerca de 40 anos na indústria de macarrão Corrieri da qual meu primo é Sócio Diretor. Anexo algumas fotos. Depois, poderei enviar outras. Gravei o depoimento dele, mas ainda preciso fazer a degravação.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC MARINEI passa a me ajudar a montar a seqüência da solenidade de 10 de novembro. MARKUS RUNK manda uma mensagem dizendo que está impossibilitado de ser o mestre de cerimônia no sábado. Isso recai na pessoa do CAPITÃO PM ANÍSIO, que dirigirá todo o cerimonial do evento marcado para o interior do Monumento Mausoléu.
O CORONEL PM Ref JOÃO BAPTISTA DOS SANTOS, de TAUBATÉ, apresenta-me o MAJOR reformado da Aeronáutica MARIO GAKIYA, que vem conhecer o MMDC. Eles passam uma grande parte desta tarde comigo. Também me visitam o AMADO RÚBIO e o MARCELO TIBÚRCIO. O AMADO conta que ALFREDO PIRES está com pneumonia. Embarcamos no metrô por volta das 16:30 horas.

Seis anos depois do assassinato do CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES, que comandou o massacre do CARANDIRU, a namorada dele, a advogada CARLA CEPOLLINA, acusada do crime, sentou-se hoje no banco dos réus. A audiência começou às 16 horas, com três horas de atraso, porque o promotor JOÃO CARLOS CALSAVARA tentou, mais uma vez, adiá-la. Quando a segunda testemunha estava sendo ouvida, CARLA foi retirada da sala por tentar contestar a resposta. Para pedir o adiamento, o promotor argumentou que o assistente da acusação, VICENTE CASCIONE, não podia comparecer por estar se convalescendo de uma cirurgia cardíaca e duas testemunhas faltaram. Mas a defesa insistiu no júri e, para não deixar a promotoria em desvantagem, abriu mãos das suas cinco testemunhas. O juiz BRUNO RONCHETTI DE CASTRO então prosseguiu. Às 18 horas, porém, CASCIONE apareceu no tribunal. A defesa insistiu no júri porque avaliou que a acusação não estava segura de sua atuação. A promotoria lamentava a falta da delegada federal RENATA MADI, considerada pivô do crime. Por morar em BRASÍLIA, a lei brasileira a dispensa de se deslocar para outra comarca. RENATA mantinha com o coronel relacionamento “sexual superficial”, como explicou na audiência de instrução do processo, em abril de 2007, e, segundo o promotor, teria provocado uma explosão de ciúme em CARLA ao mandar torpedos para UBIRATAN. A primeira testemunha da acusação foi a vizinha do coronel, ODETE ADOGLIO DE CAMPOS, de 85 anos, que teria ouvido o tiro. Como não viu nada de errado, achou que era batida de carro na rua e se acalmou. ODETE afirmou ter os ouvidos bem apurados. A advogada de CARLA, LILIANA PRINZIVALLI, que é sua mãe, perguntou se ela ouvia barulho na casa do coronel ou latido de cachorro de um outro vizinho. ODETE disse que não.
Por causa das poucas testemunhas que serão ouvidas, o julgamento previsto para durar cinco dias, deve terminar em dois ou três dias. CARLA CEPOLLINA deve ser ouvida amanhã. O júri que vai decidir o futuro dela é formado por seis homens e uma mulher. Ao contrário de outros júris, o plenário estava praticamente vazio e não havia manifestação nas imediações do Fórum da BARRA FUNDA, na zona oeste. CARLA estava elegantemente vestida de preto, com cabelos soltos e calçava sapatos de salto 10. Ela ouviu os depoimentos de cabeça erguida e aparentando muita tranqüilidade. Além da vizinha, depuseram dois delegados do DHPP MARCO ANTONIO OLIVATO e JOSÉ VINCIPROVA SOBRINHO, que falaram das investigações.  

O bombeiro ÉDER NASCIMENTO SANTOS, de 38 anos, vai responder criminalmente por ter reagido a um assalto na Rua das JUNTAS PROVISÓRIAS, no IPIRANGA, zona sul, e trocado tiros com os assaltantes. Um dos tiros matou AMANDA FERRÃO MARTINHO, de 10 anos, afirma a polícia. Por volta das 20:50 horas, ÉDER percebeu eu os suspeitos JEFERSON LUCAS SANTOS DO NASCIMENTO, de 18 anos, e VICTOR ÂNGELO DE ALMEIDA PÓRFIRO, de 16, estavam em uma motocicleta, tentando roubar o carro que estava na frente do seu. Houve troca de tiros e AMANDA, ocupante do veículo que seria assaltado, foi atingida na cabeça. A polícia indiciou o bombeiro por homicídio culposo porque o tiro que a matou foi disparado pelo vidro de trás. O bombeiro pagou fiança de 3.110,00 reais (correspondente a cinco salários mínimos) e foi liberado. Um motoboy de 25 anos também foi ferido, mas passa bem. O adolescente VICTOR morreu no tiroteio e JEFERSON foi preso em flagrante.

O ministro da Justiça, JOSÉ EDUARDO CARDOZO, levará à reunião de amanhã com o governador de SÃO PUALO, no PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, um relatório de inteligência da Polícia Federal com raio X do PCC. CARDOZO oferecerá ainda 300 vagas em presídios de segurança máxima. Já o Estado pretende usar essas vagas para o envio de criminosos que se envolverem em mortes de agentes públicos – neste ano, já foram assassinados 90 PMs e 3 agentes penitenciários. Quatro Unidades – PORTO VELHO (RO), MOSSORÓ (RN), CAMPO GRANDE (MS) e CATANDUVAS (PR) – totalizam 832 vagas, das quais 500 já estão ocupadas. A unidade com mais vagas disponíveis é MOSSORÓ. É também a mais odiada pelos detentos – nesta época,  o calor lá passa dos 35ºC e recentemente houve problema de abastecimento de água. O único preso do sistema paulista a cumprir pena em presídio federal é o chileno MAURÍCIO HERNANDEZ NORAMBUENA, líder do seqüestro do publicitário WASHINGTON OLIVETTO. Preso em 2002 e condenado a 30 anos de prisão, ele ficou em SÃO PAULO até 2007, quando foi transferido a CATANDUVAS, no PARANÁ. O CHILE chegou a pedir sua extradição, pois lá NORAMBUENA tem duas condenações de prisão perpétua. O pedido foi negado pelo governo brasileiro e NORAMBUENA deve permanecer no BRASIL até 2032. Outros dois seqüestradores que cumpriam pena em SÃO PAULO fugiram de ITAÍ ao serem liberados na saída temporária do DIA DAS CRIANÇAS em 2010.

Desde hoje, do 5º andar do Edifício SÉ, na PRAÇA DA SÉ, centro da capital paulista, emana uma espécie de poder paralelo ao exercido no Edifício MATARAZZO, sede da Prefeitura de SÃO PAULO. Após cinco dias de folga, o prefeito eleito FERNANDO HADDAD agora ocupa um piso na Caixa Cultural SÃO PAULO, no histórico prédio da Caixa Econômica Federal, no centro. Inaugurado em 1939 com a presença do então presidente GETULIO VARGAS, o edifício em estilo art déco abrigou a presidência da filial de SÃO PAULO da Caixa até 1979. Com enorme pé-direito e robustas colunas de mármore, o hall de entrada tem um vitral de seis metros de altura do artista milanês HENRIQUE ZUCCA. Transformado em espaço cultural, o local abriga exposições. Hoje, por exemplo, HADDAD dividia espaço com os GEPETOS DE PRAGA – marionetes da República Tcheca – e com os Robôs de ALAMÓN, pinturas do uruguaio GUSTAVO ALAMÓN que tratam da relação do homem com a máquina.
Em seu primeiro dia, o local de trabalho da equipe de transição funcionava precariamente. À tarde, funcionários reconheciam o ambiente – recém-reformado – e perguntavam-se onde colocariam móveis e computadores. O andar que HADDAD tem à disposição tem seis salas e um auditório. Hoje, por volta de 20 pessoas passaram pelo “bunker da transição”. Além do próprio HADDAD, a trinca que comanda a “passagem do bastão” – ANTÔNIO DONATO, LUÍS FERNANDO MASSONETTO e ÚRSULA PERES – e assessores que participaram da campanha, ajudando na elaboração do plano de governo, estavam no local. HADDAD decidiu se instalar no prédio da CAIXA aceitando um convite da própria instituição, que abriga outros prefeitos eleitos em outras cidades. Em seu primeiro dia, o prefeito eleito se encastelou em sua nova sala. Passou boa parte da tarde reunido com MASSONETTO e ÚRSULA, traçando as diretrizes do trabalho a ser feito. Até 31 de dezembro, SÃO PAULO tem um governo paralelo. Do EDIFÍCIO SÉ começam a sair as decisões que impactarão os próximos quatro anos da população paulistana.

No período mais duro da ditadura militar, no início da década de 1970, ocorreu uma significativa mobilização de organizações internacionais para denunciar violações de direitos humanos no País. Documentos daquele período foram reunidos por diferentes arquivos, entre eles o da FUNDAÇÃO LELIO E LISLI BASSO, da ITÁLIA. Agora esses arquivos serão digitalizados e transferidos para o BRASIL, podendo ser consultados diretamente por pesquisadores e pessoas interessadas naquele período histórico Isso será possível em decorrência de um acordo firmado pela Comissão da ANISTIA, do Ministério da Justiça e a fundação italiana. Segundo o presidente da comissão, PAULO ABRÃO, o acervo será transferido para o MEMORIAL DA ANISTIA, que está sendo construído em BELO HORIZONTE. “A grande relevância dessa iniciativa é reforçar o papel da resistência no exterior. Com sua mobilização, ela foi capaz de gerar movimentos que denunciavam as violências, quando aqui no BRASIL vigorava um cenário de censura e silenciamento”, disse ABRÃO ao ESTADO. “O material ficará no MEMORIAL DA ANISTIA porque a nossa perspectiva, ali, é sempre a narrativa das vítimas, com a história da resistência.” O material inclui documentos referentes ao TRIBUNAL RUSSELL 2, 1º CONGRESSO NACIONAL DA COMISSÃO BRASILEIRA PELA ANISTIA (realizado em SÃO PAULO em 1978) e ao TRIBUNAL PERMANENTE DOS POVOS. Serão digitalizadas cerca de 70 mil páginas, a maioria delas referente ao período da ditadura militar. A FUNDAÇÃO LELIO E LISLI BASSO, criada em ROMA, em 1973, voltada para estudos da sociedade contemporânea, deu abrigo a diferentes redes de solidariedade internacional às vítimas das ditaduras latino-americanas. LÉLIO BASSO, que foi senador na ITÁLIA, também ajudou a criar o TRIBUNAL RUSSELL 2, que denunciou violações de direitos humanos ocorridas no BRASIL e no CHILE. Era uma extensão do TRIBUNAL RUSSELL, que, na década de 1960, havia denunciado crimes de guerra, especialmente os casos envolvendo soldados americanos no VIETNÃ. O TRIBUNAL PERMANENTE DOS POVOS foi o sucessor do TRIBUNAL RUSSELL e até hoje examina casos de violações de direitos humanos e os direitos dos povos. O acordo entre a fundação italiana e o BRASIL começou a ser discutido há dois anos. Em março foi assinado um protocolo de intenções e, finalmente, em outubro, o embaixador brasileiro na ITÁLIA, JOSÉ VIEGAS, assinou o contrato em ROMA. “A fundação tinha interesse em remeter o material, com o acervo das vítimas, incluindo cartas, depoimentos pessoais, para o MEMORIAL DA ANISTIA”, disse ABRÃO. “Até outubro de 2013 todo o material estará digitalizado, podendo ficar à disposição de toda a sociedade brasileira”. Na semana passada, o governo do URUGUAI, que também está interessado no acervo da fundação italiana, consultou o BRASIL sobre a possibilidade de uma parceria. O assunto ainda está sendo estudado.  

5 DE NOVEMBRO DE 2013    :     -     TERÇA-FEIRA
O Comandante Interino do 2º Batalhão de Polícia de Choque, MAJOR PM LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA JÚNIOR, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família a participar da Solenidade do 31º Aniversário da ROCAM e 66º Aniversário do Pelotão de Escoltas.
São Paulo, 05 de novembro de 2013-
Horário: 11,00 h
Local do evento: Rua Dr Jorge Miranda, 367 – Luz
São Paulo, SP

Muitas lembranças vêm à minha mente assim que chego no 2º BPChq. Foi nesse prédio que me apresentei em 20 de setembro de 1963, como ASPIRANTE A OFICIAL. Era o antigo BATALHÃO DE GUARDAS. Depois, em 26 de novembro de 1986, como TENENTE-CORONEL, assumia o Comando do 2º BPChq. Fiquei no comando até ser promovido a CORONEL em 11 de março. Agora, como Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, retorno ao batalhão para entregar 32 Medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, ao ensejo do 31º Aniversário da ROCAM.
O próprio aniversário da ROCAM faz me lembrar de 5 de novembro de 1982, quando inauguramos essa modalidade de policiamento no Palácio dos Bandeirantes, com o então CAPITÃO PM RENATO CÉSAR MELO assumindo o Comando de uma Companhia que pertencia ao 1º BPChq. A ROCAM é transferida para o 2º BPChq somente em abril de 1986.
WILLIAM MASCARENHAS, AMADO RÚBIO e THELL DE MORAES já se encontram no Batalhão. ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES chega em seguida. O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, que em 1963, há cinqüenta anos atrás, era também ASPIRANTE A OFICIAL do BATALHÃO DE GUARDAS,. Relembra muita coisa daquela época.
Com a chegada do Comandante do Policiamento de Choque, CORONEL PM CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI, vamos condecorar em gabinete o TENENTE-CORONEL PM JOSÉ BASLETIERO FILHO (Comandante do 2º BPChq, atualmente afastado por se achar no Comando Interino do CPChq) e MAJOR PM LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA JÚNIOR, Comandante Interino do 2º BPChq. Isso possibilita que eles, em seguida, possam nos ajudar a entregar as medalhas para os escolhidos a fim de serem galardoados com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
Na singela formatura desta manhã são lembrados os principais feitos da ROCAM e também do PELOTÃO DE ESCOLTA E CAPTURAS (que está completando 66 anos). Recebem a Medalha:
CAPITÃO PM ANDRÉ LUIZ PASCHOALIN
CAPITÃO PM ALESSANDRO GREGORIM SILVA
CAPITÃO PM HELIO LEITE SILVA
1º TENENTE PM MARCOS RODOLFO SOUSA BASELA
1º TENENTE PM DANILO SARTORI BERTANHA
1º TENENTE PM LUIZ ROBERTO RIVA GUERRA
2º TENENTE PM FÁBIO GUILHERME RIBEIRO
1º SARGENTO PM ROBERTO APARECIDO FAUSTINO
1º SARGENTO PM RENATO DE SOUZA CARLOS
2º SARGENTO PM AILTON SILVA ARCANJO
2º SARGENTO PM ARNALDO COSTA VARGAS
2º SARGENTO PM GEORGE HELTON DA SILVA
2º SARGENTO PM ALEX ALVES MACHADO
3º SARGENTO PM FABIANO ROSSI GIUPPONI
CABO PM WANDERSON ALEXANDER GUADACHOLI
CABO PM LUIZ FRANCISCO DE MACEDO
CABO PM EDUARDO LOPES DA SILVA
CABO PM CRISTIAN CESAR MASTROCOLLO
CABO PM EGON DA SILVA
SOLDADO PM RUBENS CORREA
SOLDADO PM EDUARDO ARAÚJO DA SILVA
SOLDADO PM ADRIANO DIAS MACIEL
SOLDADO PM MARCOS ROCHA DA SILVA
SOLDADO PM PAULO TEIXEIRA DOS SANTOS
SOLDADO PM MARCELO DIONÍSIO DE SOUSA
SOLDADO PM MARCELO CARACYOLI DE SOUZA
SOLDADO PM EMERSON CAMPOS MAGNO
SOLDADO PM ALBERTO SIQUEIRA DE MORAES
SOLDADO PM JOSE CHRISTIAN DE SOUZA
SOLDADO PM PAULO APARECIDO BORGES DA SILVA.
Após a entrega da Medalha, o CORONEL PM CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI faz uso da palavra. Enaltece o valor do policiamento com emprego das motocicletas e anuncia que brevemente será criada mais uma companhia no 2º BPChq com essa modalidade de policiamento, principalmente tendo em vista as necessidades que advirão em 2014, com a COPA DO MUNDO que será realizada no BRASIL.
Temos ainda um ROCAM SHOW, com números sensacionais de destreza e audácia. Apenas um senão. Duas motos se chocam em um determinado momento e isso é algo desagradável. Felizmente parece que os dois PMs acidentados não sofreram gravidade no incidente.
Um churrasco vai coroar as comemorações desta data. É realizado no mesmo lugar onde comemorei, quando Comandante da Unidade, o meu casamento com a LUCINDA em fevereiro de 1987.
Chego no MMDC depois das 13 horas. MARINEI recebe um telefonema do 50º BPMM. O Comandante dessa Unidade quer fazer mais uma solenidade no SOLO SAGRADO, em 27 de novembro. Também faz contato comigo o CAPITÃO PM DOURADO, do CPA/M-12 – MOGI DAS CRUZES. O CORONEL PM KLÉBER DANUBIO DE ALENCAR JÚNIOR mandou que ele entrasse em contato com a Sociedade a fim de criar um Núcleo naquela região. Marca a data de 29 de novembro. Isso significa que o MMDC está se expandindo. Amanhã deverei ir até ITAPECERICA DA SERRA a fim de estudar a criação de um núcleo naquele município.
As imagens da solenidade desta manhã já foram postas no FACEBOOK pelo ANTONIO CARLOS ARISTIDES e também pelo WILLIAM MASCARENHAS. Algumas delas transporto para o meu blog.
MARINEI está feliz da vida com os 14 anos de seu filho GABRIEL, que transcorre hoje. Manda mensagens para ele e coloca isso no FACEBOOK também. Faz frio nesta tarde. Deixo a Sociedade depois das 16 horas.  

Uma manifestação contra a corrupção acabou, nesta noite, em confusão, corre-corre e confronto com a Polícia Militar. Pelo menos cinco pessoas foram presas e uma outra, ferida. O tumulto aconteceu na AVENIDA PAULISTA após o grupo, que chegou a fechar diversas vias na região durante o protesto pacífico, soltou um rojão no meio da via. Dois PMs sofreram escoriações leves. Por volta das 22:20 horas, alguns manifestantes voltaram a bloquear um dos sentidos da AVENIDA PAULISTA, mas foram dispersados rapidamente pelos policiais.

Aos 29 anos, MARIA MELILO, a campeã do “BBB-11”, está lutando contra um câncer no fígado. Internada desde o último domingo no Hospital SIRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, a atriz se submeteu a uma operação – que durou 10 horas – para a retirada de nódulos. Segundo a mãe de MARIA, ALÍCIA MELILO, a atriz perdeu 70% do fígado. “O material já foi enviado para biópsia. Quando a cirurgia terminou, o médico me disse que se tratava de um milagre, já que não houve sangramento. Tenho fé. JESUS cura”, disse ALÍCIA, em entrevista ao jornal “EXTRA”. A assessoria de imprensa de MARIA tranqüilizou os fãs e informou que, apesar de ainda estar internada na UTI, a atriz está se recuperando bem. “Estou passando por um momento muito delicado de minha vida. Graças a DEUS tudo correu bem. Conto com o amor e a energia positiva de todos vocês. Obrigada pelo carinho”, escreveu a ex-BBB no comunicado.

O PM LUCIANO PINHEIRO BISPO, de 31 anos – que estava preso por matar o estudante DOUGLAS MARTINS RODRIGUES, de 17 anos, em 27 de outubro, durante abordagem, no JAÇANÃ, zona norte da capital – foi solto na noite de segunda-feira, ontem. Segundo a defesa do policial, que estava recolhido no Presídio Militar “ROMÃO GOMES”, LUCIANO assumiu que o tiro foi acidental, pois a arma teria batido na porta de viatura e disparado. A decisão sobre a soltura do acusado foi tomada pela Justiça Militar e o policial acusado vai responder em liberdade por homicídio culposo.

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, hoje, que JÚLIO CÉSAR GUEDES DE MORAIS, o JULINHO CARAMBOLA, seja transferido da Penitenciária 2 de PRESIDENTE VENCESLAU para o Regime Disciplinar Diferenciado de PRESIDENTE BERNARDES, ambas no interior de SÃO PAULO. CARAMBOLA, de acordo com o Ministério Público, pertence ao primeiro escalão do PCC, facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de SÃO PAULO.
O RDD é um regime rígido de isolamento. Prevê apenas duas horas de banho de sol por dia, as visitas são controladas e o preso não tem nenhum acesso a meios de comunicação. CARAMBOLA é acusado, entre outros crimes, de envolvimento na execução do juiz corregedor ANTÔNIO JOSÉ MACHADO DIAS, em 2003. Hoje, o TJ também autorizou a transferência do preso FRANCISCO TIAGO AUGUSTO BOBO, o CÉREBRO, que deve seguir o mesmo caminho de JULINHO CARAMBOLA.
Segundo o Ministério Público, eles foram flagrados nas escutas telefônicas divulgadas em outubro. As conversas dos acusados fazem parte dos indícios que levaram o MP a fazer denúncia contra 175 suspeitos e a pedir aproximadamente 30 transferências de presos para o regime diferenciado. O Tribunal já havia autorizado cinco transferências de presos, membros do PCC, entre eles, WÂNDERSON NILTON DE PAULA LIMA, O ANDINHO, acusado de vários seqüestros na região de CAMPINAS e suspeito de participar da morte do ex-prefeito TONINHO do PT.

Um morteiro atingiu a Embaixada do VATICANO, em DAMASCO, hoje pela manhã, danificando o edifício, mas sem causar vítimas. Não há informações se o prédio foi deliberadamente atacado. A embaixada fica em MALIKI, uma área nobre da capital Síria – onde há várias embaixadas, assim como casas de funcionários do governo e da segurança.

A Justiça de BANGLADESH condenou, hoje, 150 soldados à pena de morte por causa de um violento motim realizado pela guarda da fronteira, em 2009. Cerca de 800 soldados estão sendo julgados pela revolta. Outros 23 civis também enfrentam acusações de conspiração. Todos já foram presos por tribunais militares durante o motim, segundo as informações do site de notícias britânico BBC.

A ÍNDIA lançou hoje sua primeira nave espacial para MARTE, em um teste da tecnologia de baixo custo que pode ajudá-la a ingressar no seleto clube de nações que conseguiram explorar o planeta vermelho (EUA, EUROPA e RÚSSIA). A missão, com custo de 73 milhões de dólares, decolou da costa sudeste indiana. Se a missão for bem-sucedida, o satélite levará cerca de 300 dias para chegar a MARTE e vai buscar metano.

Um homem armado abriu fogo em um shopping lotado de NOVA JERSEY e depois se matou, informaram as autoridades hoje. O caso provocou pânico, coma polícia esvaziando o complexo às pressas, sem saber que àquela altura o atirador já estava morto. Os tiros foram disparados por volta das 21:20 horas de ontem, pouco antes do horário de fechamento do shopping. Ninguém se feriu.

O brasileiro LÚCIO STEIN RODRIGUES, de 34 anos, que ficou gravemente ferido após uma briga em SYDNEY, na AUSTRÁLIA, morreu ontem à noite, por volta das 20:30 horas, horário brasileiro. A informação foi confirmada hoje pelo ITAMARATY. Amigos de LÚCIO estão arrecadando dinheiro para ajudar a custear o traslado do corpo para ser enterrado no BRASIL. A família informou que vai doar os órgãos do ex-diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de CAPIVARI, no interior de SÃO PAULO.
LÚCIO estava internado desde o último sábado no Hospital St. VICENT. Segundo a policia, ele foi agredido e caiu de cabeça num parquímetro, sofrendo traumatismo craniano. O brasileiro, que era biólogo e estava havia dois anos no país para estudar e trabalhar, foi operado, mas não resistiu. Ele foi atacado por um grupo de australianos quando tentou defender um amigo que apanhava dentro de um supermercado.
O australiano NICHOLAS LAMBADITIS, 33 anos, apontado como responsável pela morte do brasileiro, teve a fiança recusada hoje. Ele compareceu de manhã ao Tribunal junto com parentes e amigos. NICHOLAS iria responder pelo crime de lesão corporal grave, mas como houve a morte de LÚCIO, o promotor está pedindo a condenação por homicídio. O australiano pode passar o resto da vida preso.

O prefeito de TORONTO, ROB FORD, admitiu hoje ter fumado crack. FORD fez a confissão durante uma entrevista coletiva, depois de meses de rumores sobre a existência de um vídeo mostrando-o usando a droga. O episódio teria acontecido durante uma bebedeira há um ano. “Sim, eu fumei crack. Mas eu sou um viciado? Não. Eu experimentei? Ah, provavelmente durante uma das minhas bebedeiras”. Seis meses antes, ele havia negado.  
   
2 014     :   -    QUARTA-FEIRA
Choveu durante toda a madrugada, em GUARULHOS. Pela manhã, o tempo está chuvoso e há queda de temperatura.
LUCINDA conta que o IAGO chorou muito, ontem, quando o veterinário achou que seria melhor sacrificar o cachorro BANZÉ. O cãozinho era novinho quando o IAGO nasceu. Durante os 12 anos do nosso bisneto, o BANZÉ sempre esteve presente em todos os momentos de sua vida. Um tumor agressivo atingiu o fígado do animal.
Saio de casa bastante pessimista. Passo pelo Quartel do Comando Geral. Vou protocolar um ofício endereçado ao CORONEL PM BENEDITO MEIRA e, ao mesmo tempo, visito o MAJOR PM LUIZ ANTÔNIO para saber notícias sobre o Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA, cujo restauro está chegando ao seu final. Não se tem ainda a data em que o Obelisco será liberado pela empreiteira que cuida do restauro, desde o ano passado. O problema é que tem chovido muito nesses últimos dias e, como sempre, entra água de chuva em vários lugares do prédio onde funciona o MMDC.
O documento que encaminhei ao Comandante Geral no dia 24 de outubro encontra-se na 1ª Seção. Nele, peço permissão ao Cmt Geral para que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC passe a ter como seu novo endereço o Monumento Mausoléu. A situação atual do MMDC é precária. O telefone não atende mais. Deve ser uma consequência da infiltração da água pluvial. Com essa problemática cada vez ficando pior, a Sociedade começa a sofrer um desgaste violento. As pessoas telefonam para o MMDC e não são atendidas por absoluta falta de meios.  
Como o local onde protocolo o documento endereçado ao Cmt Geral é agora bem próximo do Comando de Policiamento Metropolitano,  a fim de conversar com o CORONEL PM DIMITRIOS FYSKATOLIS. Ele não se encontra no momento. Vou me encontrar com o TENENTE-CORONEL PM BAIA, em seu gabinete. Permaneço no CPM até quase meio-dia.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC a MARINEI está atrapalhada com os diplomas de SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Não veio um currículo e o Conselho de Honrarias e Mérito não aceitou o diploma para registro. Também não recebemos o currículo da autoridade que a ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS quer condecorar com o COLAR DA VITÓRIA. Com o telefone mudo as coisas ficam difíceis.
O retorno para GUARULHOS é complicado. A entrada da VIA DUTRA está totalmente paralisada. MARINEI é obrigada a desviar o carro para um outro caminho. Hoje ela é só contentamento. Seu filho GABRIEL completa quinze anos de idade.

Foi no sufoco, mas o SÃO PAULO garantiu a classificação para a semifinal da COPA SUL-AMERICANA. Hoje, o Estádio GEORGE CAMPWELL, em GUAYAQUIL, no EQUADOR, o EMELEC venceu a partida por 3 a 2. Apesar de BOLAÑOS ter balançado as redes três vezes, o TRICOLOR assegurou a vaga porque havia ganhado o primeiro duelo do mata-mata por 4 a 1. O adversário do SÃO PAULO na final será o NACIONAL DE MEDELLÍN, da COLÔMBIA, ou o CÉSAR VALLEJO, do PERU - o confronto está acontecendo nesta noite.

O SANTOS lutou. Não desistiu em nenhum momento e chegou a sentir o gostinho da decisão da COPA DO BRASIL. Mas não teve jeito. Ao empatar por 3 a 3 com o CRUZEIRO, nesta noite, na VILA BELMIRO, o time praiano diz adeus ao torneio. A RAPOSA, que vencera o duelo de ida por 1 a 0, vai lutar pelo pentacampeonato. Com o resultado, o PEIXE praticamente deu fim a um ano que ainda não terminou. E se engana quem pensa que o time caiu fora só por causa de dois jogos. Neste confronto, a derrota não foi só dentro de campo.
Em outra noite histórica no MINEIRÃO, o ATLÉTICO MINEIRO conseguiu reverter desvantagem de 2 a 0 e deixou o FLAMENGO pelo caminho na COPA DO BRASIL após vitória, de virada, por 4 a 1. Agora, fará decisão inédita e com sotaque mineiro contra o rival CRUZEIRO, a partir da próxima semana.

Depois de amargar quase três décadas fora da elite do CAMPEONATO BRASILEIRO, a torcida do JOINVILLE finalmente pôde comemorar. Após vencer o SAMPAIO CORRÊA por 2 a 1, na última terça-feira, dia 4, e garantir o retorno à SÉRIE A nacional, jogadores e comissão técnica da equipe catarinense foram recebidos com festa na cidade. Centenas de torcedores recepcionaram os atletas, que seguiram diretamente para um caminhão do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de comemorar o acesso à elite do BRASILEIRÃO. 

CRISTIANO RONALDO tem verdadeira obsessão em ser melhor do que MESSI. O argentino, apesar do jeito mais contido, também adora quebrar recordes e estender as discussões sobre quem joga mais bola. Hoje, ambos escreveram mais dois capítulos à parte sobre esta rivalidade entre dois gênios. O gajo recebeu em MADRI a CHUTEIRA DE OURO, prêmio entregue ao artilheiro da última temporada européia: fez 31 gols no Campeonato Espanhol, o mesmo que LUÍS SUÁREZ, hoje colega de MESSI no BARCELONA, conseguiu pelo LIVERPOOL jogando a PREMIER LEAGUE inglesa - o uruguaio já havia recebido seu troféu em outubro.
"Minha meta é ser o melhor sempre. Não sei se vou conseguir. Tem gente que prefere as loiras, tem gente que prefere as morenas. Tem gente que prefere o RONALDO, tem gente que prefere outros", ironizou o CR7, em clara referência a MESSI.
Os holofotes seriam todos do portuga, se o tal do LIONEL não resolvesse marcar os dois gols da vitória do BARÇA sobre o AJAX, na HOLANDA. Com eles, o camisa 10 chegou a 71 na LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA, igualando-se a RAÚL, eterno ídolo do rival REAL MADRID, como o maior artilheiro da história da competição. Um detalhe curioso para apimentar ainda mais a discussão sobre quem é o melhor é que CRISTIANO RONALDO, com 70 gols, teve a chance de alcançar o recorde antes de MESSI, mas fracassou, pois passou em branco na vitória do REAL sobre o LIVERPOOL, por 1 a 0, um dia antes. "Os gols nas finais sempre são os mais bonitos", respondeu o argentino, questionado sobre qual dos 71 ele destacava.
Além da satisfação pessoal, MESSI ainda classificou o BARCELONA, antecipadamente, ao mata-mata da LIGA DOS CAMPEÕES. (reportagem de RENAN CACIOLI, para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Campeão olímpico e atual terceiro colocado no ranking da ATP, o tenista RAFAEL NADAL recebeu alta hoje de um hospital em BARCELONA, onde esteve internado após ter sido submetido a uma operação no apêndice. Ainda não há previsão da volta do espanhol às quadras. "No fim, foi uma cirurgia de apendicite normal e corriqueira. Tudo correu bem", disse.

Por volta das 10 horas de hoje, a caminho do trabalho, a arquiteta CARLA ELOÁ GONZALES SILVA, de 31 anos, foi surpreendida por um assaltante, que se jogou em frente ao seu carro com uma arma na mão. Ela trafegava pela ESTRADA DAS LÁGRIMAS, na altura da AVENIDA DAS JUNTAS PROVISÓRIAS, na zona sul. O ladrão levou bolsas e documentos dela e da irmã. Na sala de espera do 95º DP, as duas aguardavam a chamada do delegado para prestar depoimento e reconhecer o suspeito, que fora detido pela PM com os documentos das vítimas. O caso envolvendo as duas irmãs é apenas mais um nas estatísticas de assalto na região da AVENIDA DAS JUNTAS PROVISÓRIAS. Os assaltantes, em geral, esperam o semáforo fechar para atacar os motoristas. "A ação foi muito rápida, durou dois minutos. Eu venho de SÃO BERNARDO, onde moro, pela ANCHIETA com a JUNTAS PROVISÓRIAS em direção a SANTANA, onde trabalho. No dia em que mudei a rota, aconteceu isso", disse CARLA.
De acordo com o delegado TADEU RICARDO DE CASTRO, do 95º Distrito Policial (HELIÓPOLIS), os roubos a interior de veículos, muitas vezes por meio de arrastão, são, na maioria, provocados por garotos de 12 a 17 anos. Nos assaltos, armas de brinquedo são usadas. (reportagem de MÔNICA RIBEIRO E RIBEIRO para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Um homem foi encontrado morto em um terreno após ser apontado como o suspeito de ter matado o filho, de 12 anos, a facadas e golpes de martelo. O crime ocorreu hoje pela manhã em RIBEIRÃO PRETO, no interior paulista, na casa onde o garoto morava com a mãe, na FAVELA DE MONTE ALEGRE. Segundo testemunhas ouvidas pela PM, há a suspeita de o homem ter sido linchado. A criança foi encontrava viva com perfurações no corpo e com um ferimento na cabeça. Ela foi levada a uma Unidade Básica de Saúde da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. As razões do crime e a autoria do suposto linchamento são desconhecidas. A Delegacia de Defesa da Mulher investiga o caso.
Após receber a notícia da negativa do Tribunal de Justiça em anular o julgamento que o condenou, o réu GIL RUGAI se entregou na casa da sua avó, em PERDIZES, na zona oeste. À tarde, ele foi levado para a Penitenciária 2 de TREMEMBÉ, no interior do Estado. Lá, ele fará companhia a outros presos famosos como os irmãos CRAVINHOS, ALEXANDRE NARDONI, ROGER ABDELMASSIH, entre outros. O estudante foi condenado a 33 anos e nove meses de prisão, em fevereiro de 2013. Hoje, os defensores protocolaram no STJ pedido de habeas córpus para que RUGAI aguarde em liberdade o julgamento de todos os recursos. Em 2004, o empresário LUIZ RUGAI e a mulher, ALESSANDRA TROITINO, foram baleados e mortos em casa, em PERDIZES. GIL RUGAI estaria envolvido em um desfalque de 100 mil reais na empresa do pai e foi proibido de movimentar a conta da firma pela madrasta. Ele nega o crime.  

A Divisão de Homicídios da Polícia Civil do PARÁ está investigando a morte de nove pessoas ocorridas em BELÉM, depois do assassinato do CABO PM ANTÔNIO FIGUEIREDO. O PM não estava de serviço, foi abordado por três homens e morto a tiros, ontem à noite, próximo à sua casa. Pelo menos seis mortes têm características de execução. As vítimas foram abordadas em vias públicas por motoqueiros usando capacetes e capuzes. Após a morte do CABO PM FIGUEIREDO, ainda na noite de terça, começaram a circular informações nas redes sociais de que estaria ocorrendo uma chacina nos bairros periféricos da cidade e dezenas de pessoas já haviam sido mortas. A Corregedoria-Geral da PM investigará o possível envolvimento de policiais nos nove homicídios. O Secretário de Segurança Pública do PARÁ, LUIZ FERNANDES, disse que serão investigados também os responsáveis pela disseminação e compartilhamento de informações e fotos falsas das chacinas nas redes sociais. O secretário classificou como irresponsáveis e inverídicas essas informações e que não estava havendo uma matança deliberada como foi compartilhado pelos internautas. Ele informou que todos os batalhões de polícia foram reforçados para que as pessoas não tivessem medo de sair de casa.

Dado omitido pelo governo federal durante a campanha eleitoral, o número de miseráveis no país voltou a crescer depois de dez anos. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA - 10.452 milhões de brasileiros viviam em condições extremas de pobreza em 2013, um acréscimo de 371.158 pessoas na comparação com 2012, quando o número de miseráveis (com renda inferior a R$70 por mês) era de 10.081 milhões de pessoas. A alta de 2,68% no número de miseráveis fez com que o percentual de extremamente pobres passasse de 3,6% para 4%.

Os republicanos conquistaram os votos dos descontentes e garantiram importantes vitórias nas eleições nos ESTADOS UNIDOS, assumindo o controle do SENADO em um movimento punitivo dos eleitores contra o presidente BARACK OBAMA, que terá sua influência política e agenda legislativa limitadas nos últimos dois anos de mandato. Os republicanos venceram em estados onde os democratas eram favoritos - como na corrida pela vaga no SENADO na CAROLINA DO NORTE - ganharam em disputas acirradas - como na batalha pela cadeira ao SENADO no KANSAS - e elegeram governadores em estados favoráveis aos democratas - como a base política de OBAMA, em ILLINOIS.
Eles também reforçaram o controle sobre a Câmara dos Deputados. Quando o novo Congresso tomar posse, em janeiro, os republicanos estarão no comando das duas Casas pela primeira vez desde as eleições de 2006. OBAMA, que foi eleito pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012, chamou os líderes democratas e republicanos no Congresso para discutir na próxima sexta-feira o novo cenário político dos ESTADOS UNIDOS.
O senador republicano MITCH McCONNELL, de KENTUCKY, que conseguiu um novo mandato vencendo uma disputa acirrada com a democrata ALISON LUNDERGAN GRIMES, vai substituir o democrata HARRY REID como líder da maioria no SENADO. "Algumas coisas não mudam depois desta noite. Não espero que o presidente acorde e veja o mundo diferentemente de quando acordou esta manhã. Ele sabe que eu também não mudarei. Mas nós temos uma obrigação de trabalharmos juntos em questões nas quais podemos concordar", disse McCONNELL.

O mais importante jornal da COREIA DO NORTE publicou hoje fotografias do presidente do país, KIM JONG-UN, caminhando sem a ajuda da bengala com a qual foi visto em suas últimas aparições públicas. O "RODONG SINMUM", jornal do Partido dos Trabalhadores, mostra o ditador sorridente e caminhando sem a bengala, o que mostra que supostamente ele se recuperou de uma eventual lesão ou cirurgia. Em uma das imagens ele é visto de pé, aplaudindo um grupo de soldados. KIM JONG-UN ficou seis semanas afastado dos eventos públicos, sem explicações oficiais.      

2 015    :   -    QUINTA-FEIRA
DIÁRIO OFICIAL DE 5 DE NOVEMBRO DE 2015
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 840871-8 Décio José Aguiar Leão - 1º BPAmb - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-3515/15 - Pr. 6.582.226/15).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-11, o 2º Ten QEOPM 854691-6 Rinaldo Sguerri - 51º BPM/M - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-3497/15 - Pr. 6.566.912/15).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei complementar 813/96, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-14, o Maj PM 875623-6 Eliana Guerra - CPM - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-3499/15 - Pr. 6.574.460/15).

Faço hoje um planejamento diferente, uma vez que vou comparecer na Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo para assistir a cerimônia de passagem da Diretoria do DIRETÓRIO ACADÊMICO DA ESCOLA DE OFICIAIS.
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO será homenageado logo mais pelo DA "XV DE DEZEMBRO" com a Medalha MÉRITO E DEDICAÇÃO. Ele foi escolhido pelo Conselho da Medalha. Ele vem me buscar depois das 13 horas para irmos ao local da cerimônia. Mas há uma certa confusão no trânsito, pois o GEORGE se perde no trajeto, passando, inclusive, pelo Cemitério localizado no JARDIM JOAMAR.
Assim que chegamos às dependências da AOPM, o MAJOR PM ANÍSIO DOS SANTOS entrega-me a Medalha MÉRITO E DEDICAÇÃO e me nomeia padrinho do GEORGE TRAJANO.
O Comandante Geral, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI, por incrível que pareça, não tem a Medalha MÉRITO E DEDICAÇÃO. Ele a recebe neste ano. As dependências da Associação dos Oficiais da PMESP estão literalmente tomadas pelos alunos oficiais. Ali encontramos oSubCmt FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA (que também não tem a Medalha MÉRITO E DEDICAÇAÕ), CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI (Diretor de Ensino e Cultura), CORONEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO (Comandante da APMBB), CORONEL PM AMAURI DA SILVA, CORONEL PM SALVADOR PETTINATO NETO (Presidente da AOPM), MAJOR PM ANDERSON LIMA, FERNANDO MORENO (que me transmite a idéia do JOÃO CARLOS DIAS, Diretor do SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, em entregar dez COLARES DA VITÓRIA no NOVOTEL, numa confraternização marcada para dia 2 de dezembro).  
Assistimos, além da entrega da MEDALHA MÉRITO E DEDICAÇÃO, a passagem da Diretoria do DA "XV DE DEZEMBRO". Participamos de um coquetel e estou presente no momento em que o CORONEL PM REYNALDO diz ao Cmt Geral da instalação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC numa das salas da atual sede do MUSEU MILITAR DA PMESP.
Tinha combinado ir ao GRANDE ORIENTE para conversar com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, mas isso não é possível, face ao adiantado da hora. O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO leva-me até GUARULHOS. Combinamos que amanhã faremos uma viagem até SOROCABA, a fim de assistirmos a uma solenidade no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA.  

Um carro roubado conduzido por um adolescente de 17 anos capotou, atingindo outro veículo ocupado por uma grávida de 3 meses, a filha dela, de 5 anos, e o pai da mulher. A batida ocorreu nesta manhã, na Avenida MARECHAL TIRO, em SÃO MIGUEL PAULISTA. O menor fugia da polícia.
De acordo com os PMs que atenderam a acorrência, o menor dirigia um RENAULT SANDERO, roubado às 23 horas de ontem, em OSASCO. O infrator era "escoltado" por outros dois suspeitos em um FIAT UNO, também roubado. Porém, um policial militar que passava pelo local desconfiou dos carros e pediu apoio.
Na perseguição, os bandidos maiores, de 19 e 23 anos, que faziam a "escolta" do menor, foram presos. O adolescente, porém, não obedeceu a ordem de parar. Em alta velocidade, ele perdeu o controle na pista molhada e capotou o SANDERO, que só parou do outro lado da MARECHAL TITO, no automóvel onde estava a família.
TATIANA MARIA NASCIMENTO PEREIRA, 26, e sua filha foram levadas para o Hospital SANTA MARCELINA. A criança sofreu uma fratura no nariz. Já a gestante bateu a barriga e teve um corte na cabeça. Hoje, ela estava em observação. O ultrassom apontou que o bebê não apresentava ferimentos.
Já o pai de TATIANA, JOÃO JOAQUIM DO NASCIMENTO, que dirigia o carro da família, sofreu fratura exposta na perna e passaria por cirurgia hoje. O adolescente infrator teve um corte no nariz. Ainda durante a ocorrência, um agente da CET foi atropelado, mas passa bem.
Os policiais encontraram com os presos duas chaves de carro e descobriram que o trio já tinha roubado outros dois veículos. Duas vítimas foram até a delegacia, hoje, buscar seus carros roubados pelo trio. Um aposentado de 69 anos contou que chegava em sua residência, na CASA VERDE, quando foi abordado por dois homens. "Eu ainda tive de ensinar os bandidos a ligar meu carro porque é automático".

O empresário ROBERTO GASPARINO, de 68 anos, foi morto nesta tarde após sair de uma agência bancária em MOEMA, com seis mil reais. Ele havia sacado o montante minutos antes e foi perseguido por dois bandidos em uma moto. Os ladrões não levaram o dinheiro.
GASPARINO era dono de um restaurante no mesmo bairro e foi atingido por dois tiros - um na nuca e outro no tórax - a pouco mais de um quarteirão do local de trabalho.
Um amigo da vítima contou à TV BANDEIRANTES que o idoso era querido pelos vizinhos, funcionários e clientes do restaurante, que administrava há mais de dez anos.
"Ele era cheio de vida, fazia três horas de academia por dia e, infelizmente, pode ser que ele tenha reagido", afirmou o fisioterapeuta, identificado apenas como LUÍS HENRIQUE.

Policiais militares prenderam cinco suspeitos de assaltar casas, condomínios e motoristas no MORUMBI. ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA, 29 ANOS, foi apontado como líder do bando. A namorada dele, BÁRBARA RADICE SILVA, 30, tinha a missão de levar os ladrões até a casa das vítimas. Outros três homens também foram presos. Com eles, a polícia encontrou vários objetos roubados como jóias, celulares e computadores, além de armas e munições. Uma moto desmontada também foi apreendida. Conforme os PMs, os cinco bandidos eram conhecidos por atos violentos contra as vítimas. Nas ações, escolhiam aleatoriamente um imóvel, pulavam o portão ou esperavam alguma pessoa sair para rendê-la. O bairro registra onda de roubos e arrastões.

O sérvio NOVAK DJOKOVIC, número 1 do mundo, segue firme na busca pelo tetracampeonato do MASTERS 1000 DE PARIS, na FRANÇA. Nesta tarde, DJOKO derrotou o anfitrião GILLES SIMON por 2 sets a 0 e avançou às quartas de final do torneio. Já o suíço ROGER FEDERER (3º) foi eliminado ao perder para o norte-americano JOHN ISNER por 2 sets a 1. A partida demorou quase duas horas e meia para chegar ao fim.

Uma barragem de rejeitos de mineração se rompeu nesta tarde no distrito de
BENTO RODRIGUES, em MARIANA, na região central de MINAS GERAIS. Moradores da região central do Estado disseram que há vítimas soterradas na enxurrada de lama que inundou várias casas. A principal hipótese do incidente foi falha nos cálculos de engenharia.
Ao portal de notícias G1, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de MARIANA informou que pelo menos 15 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas. Porém, Prefeitura e empresa responsável pela barragem não confirmam o número de vítimas. Já o Hospital MONSENHOR HORTA falou em um óbito.
As equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal ainda avaliavam os danos no final da noite. Cerca de dois mil moradores vivem em BENTO RODRIGUES. Cães farejadores e viaturas de toda a região auxiliam nas buscas.
De acordo com nota oficial divulgada pela Prefeitura de MARIANA, o rompimento da Barragem de FUNDÃO, da SAMARCO MINERAÇÃO, ocorreu por volta das 16:20 horas, atingindo parte do distrito de BENTO RODRIGUES, zona rural há 23 quilômetros de MARIANA.
A nota acrescenta que a empresa SAMARCO, em contato com a prefeitura, pediu aos moradores de BENTO RODRIGUES que deixem o local e sigam, imediatamente, para o distrito de CAMARGOS, que é mais alto e seguro.
Em publicação no seu site às 18:04 horas, a SAMARCO MINERAÇÃO confirmou o rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada FUNDÃO, nos municípios de OURO PRETO e MARIANA e reforçou que está "mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente".
Além disso, a empresa disse que, naquele momento, não era possível confirmar as causas e extensão do ocorrido, assim como a existência de vítimas.
Nesta noite, jornais mineiros informavam que, em algumas regiões do distrito rural, moradores estavam ilhados, esperando resgate por helicóptero.

Escolhido hoje para ser o relator do processo de cassação contra o presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, o deputado FAUSTO PINATO afirmou que "há grande possibilidade" de levar adiante a ação protocolada pelo PSOL e pela REDE. "Vamos estar estudando, mas, diante do que estamos sabendo pela imprensa, existe uma grande possibilidade de eu aceitar a denúncia", disse. CUNHA é acusado de ter mentido na CPI da PETROBRÁS, em março, ao negar possuir dinheiro no exterior. No mês passado, o Ministério Público da SUÍÇA entregou à Procuradoria Geral da República documentos que comprovam que o peemedebista e sua mulher mantinham dinheiro guardado no país. A suspeita é que propina e recursos desviados de contratos da PETROBRÁS tenham abastecido essas contas. Ao menos dez milhões de reais de CUNHA estão bloqueados no país europeu. PINATO é de FERNANDÓPOLIS, no interior paulista, está em seu primeiro mandato e foi eleito na esteira da expressiva votação do correligionário CELSO RUSSOMANO. Com 22 mil votos, foi o pior colocado entre os deputados paulistas. O presidente do Conselho de ÉTICA, JOSÉ CARLOS ARAÚJO, justificou a escolha dizendo que o novato seria o melhor nome. "Escolhi porque ele reuniu dentro dos meus critérios o maior número de qualidades para ser relator desse caso". ARAÚJO afirmou ter certeza de que, com PINATO na relatoria, o processo contra CUNHA não será arquivado na fase preliminar, onde o conselho busca evidências mínimas para abri-lo. "O BRASIL espera", afirmou.
Hoje, durante sua primeira entrevista como relator do caso, o deputado teve de explicar a ação que responde no STF. PINATO é acusado por falso testemunho contra um suposto inimigo do pai dele, réu no mesmo processo. Ele, que é advogado e já assessorou diversos políticos antes de ser eleito, alegou inocência. Apesar de defender que o processo contra CUNHA siga, PINATO mantém uma relação próxima com o entorno do presidente na Câmara. O PRB apoiou o peemedebista na eleição para a liderança da Casa, mas PINATO afirmou que, na verdade, a legenda rachou e vários deputados acabaram votando em ARLINDO CHINAGLIA, candidato do Planalto à época. O parlamentar participou da articulação, no início do ano, que elegeu JOSÉ CARLOS ARAÚJO para a presidência do Conselho de Ética, contrariando CUNHA.     

2 016   :       -      SÁBADO
O Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, CORONEL Art RICARDO PIAI CARMONA e o Presidente da Associação Brasileira de Oficiais da Reserva do Exército, TENENTE R/2 Cav CLÁUDIO CALLIA, tem a honra de convidar V. Exª / V. Sª e digníssima família para a Solenidade de Comemoração do DIA DO OFICIAL R/2.
LOCAL: CPOR/SP – RUA ALFREDO PUJOL, 681, BAIRRO DE SANTANA.
DATA: 05 DE NOVEMBRO DE 2016 (SÁBADO).
HORA: 10:30 HORAS.                     
Ainda não refeito das atribuições de ontem, quando realizamos uma solenidade no OBELISCO DO IBIRAPUERA, visitamos o senhor ALFREDO PIRES e dona NAIR e participamos da reunião preparatória do JÚRI SIMULADO, na FACULDADE DAS AMÉRICAS, não tenho condições físicas de participar do evento no CPOR/SP.
Tenho de ir até o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista na tarde deste sábado. O NÚCLEO MMDC “NON DVCOR, DVUCO” estabeleceu esta data para realizar o evento de entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO no Obelisco, às 15 horas.
MARINEI CHALUB está em GUARULHOS. Ela foi levar o seu filho GABRIEL para fazer as provas do ENEM, justamente quando ele está completando DEZESSETE ANOS de idade. Cumprimentamos o GABRIEL e, às 13 horas, MARINEI transporta-me até o Monumento Mausoléu.
Chegamos cedo. Ela retorna para GUARULHOS, onde irá aguardar o GABRIEL encerrar as provas deste sábado. Vamos encontrar muitos integrantes da GUARDA CIVIL METROPOLITANA visitando o Monumento, sob a orientação do CABO PM GILBERTO. Ele está de folga, mas vem especialmente para isso.
Surpreendentemente, noto que as pessoas convidadas pelo NÚCLEO “NON DVCOR, DVCO” ultrapassam as expectativas, face ao que me levaram ao conhecimento na quinta-feira. O Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC foi deixado à margem do planejamento do núcleo. Vale a máxima do CRIADOR E DA CRIATURA. Há um certo desrespeito para com o presidente, talvez por inocência dos idealizadores do evento, mas que machuca a gente. Precisamos evitar que essas coisas aconteçam.
Até está presente o Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito, PROFESSOR ADILSON CÉZAR e sua senhora, dona DOROTÉA. E nada havia sido transmitido pelo NÚCLEO MMDC “NON DVCOR, DVCO” à minha pessoa. Muito deselegante por parte do núcleo.
Durante o transcorrer da solenidade, são distribuídas medalhas da entidade presidida por CLEUSA BADANAI (CIDADÃO POLICIAL) e também de outras instituições, como o próprio INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA, cujo presidente é o PROFESSOR ADILSON CÉZAR. E o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC nada sabia. Fato muito grave.   
Solenidade no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, por proposta do NÚCLEO MMDC “NON DVCOR, DVCO”, instalado no CERET. São condecorados com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
CORONEL Méd QEMA SÉRGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI
CORONEL Aviador REGINALDO PONTIROLLI
CORONEL PM ANTÔNIO BEZERRA DA SILVA
MAJOR PM ADRIANO GIOVANINNI 
MAJOR PM MARÍLIA SANTOS VILLASBOAS
CAPITÃO PM GUSTAVO PACKER MERCADANTE
CAPITÃO PM ÁLVARO ZOCCHIO JÚNIOR
ENGENHEIRO ANDRÉ LUIZ SIQUEIRA MOTA
PROFESSOR MARCELLO MORBIN
INSPETOR GCM SANDRA HELENA PERTICARRARI
1º TENENTE PM CARLOS ARMANDO FAUSTINO DE SILVA FILHO
1º TENENTE PM VANDERLEI PIRES ESTEVES
POLÍCIA CIVIL ANTÔNIO FERNANDES MARTINS
SUBTENENTE PM ROSANA MENESES LOURENÇO
SUBTENENTE PM ANDRÉ LUIZ ALVES HORTÊNCIO
SUBTENENTE PM EDMAR FÉLIX AMBRÓSIO
SUBTENENTE PM VANILDO JOSÉ DA SILVA
1º SARGENTO PM PAULO SÉRGIO OLIVEIRA
3º SARGENTO PM MARCELO HENRIQUE RIBEIRO
3º SARGENTO PM ÉDSON BERTAZZI EDUARDO DE CAMPOS
CABO PM ÉDSON DIAS DOS SANTOS
DOUTOR JOSÉ CARLOS OLIVEIRA
ALUNO SARGENTO PM SELMA HELENA MARUCA SAMPAIO
POLÍCIA CIVIL MARCELO WÁGNER ZAITUNE
CIVIL FERNANDO UCHÔA
CIVIL MARCELO CORDEIRO DE CASTRO
CIVIL GILBERTO GONÇALVES RIBEIRO
CIVIL RICARDO SÉRGIO BIGATTI
CF (FN) RAPHAEL DE ASSIS TRINDADE SIMÕES
SOLDADO PM GUILHERME AUGUSTO DIAS MACIEL
SOLDADO PM GLEISON ALVES
SOLDADO PM THIAGO MANOEL DA SILVA.
Após o término da solenidade, que peca pelo fato de nada ter sido transmitido ao presidente da Sociedade, o SUBTENENTE CLEMENTE e sua senhora, que moram em GUARULHOS fazem a gentileza de me dar uma “carona” até minha casa.

O SÃO PAULO passou muito tempo sofrendo com o risco de cair para a SÉRIE B do BRASILEIRO. Hoje, porém, o time espantou qualquer ameaça graças a um jogador de nível SÉRIE A. Com um show do talentoso CUEVA, o TRICOLOR goleou o CORINTHIANS por 4 a 0 no MORUMBI, e finalmente pode respirar aliviado.
O peruano antou um gol e deu três assistências para o time chegar a 45 pontos. De quebra, CUEVA ajudou o SÃO PAULO quebrar uma escrita de 11 anos: desde 2015, o TRICOLOR não vencia o CORINTHIANS por pelo menos quatro gols de diferença – fez 5 a 1 e derrubou e derrubou o técnico DANIEL PASSARELLA.   
A sensação dos jogadores do SÃO PAULO, ao deixarem o gramado, hoje, após vencer com enorme tranquilidade o CORINTHIANS, era uma só: se o time conseguisse o mesmo desempenho mais vezes ao longo do campeonato, estaria brigando na parte de cima da tabela.

O FLAMENGO teve oportunidade de fazer a sua parte para continuar colado no PALMEIRAS na disputa pelo título brasileiro, porém, vacilou. Hoje, o RUBRO-NEGRO recebeu o BOTAFOGO, no MARACANÃ, e não tirou do placar o zero a zero.
Em um clássico definido pela performance de seus goleiros, o FLAMENGO permaneceu na segunda colocação da tabela, agora com 63 pontos, quatro a menos do que o ALVIVERDE. A vice-liderança, contudo, está ameaçada. Tanto o SANTOS, que tem 61 pontos, quanto o ATLÉTICO MINEIRO, com 60, jogam no domingo e podem ultrapassar o clube carioca. Por sua vez, o BOTAFOGO chegou a 55 pontos e permanece na zona de classificação à COPA LIBERTADORES DE 2017.
Com o resultado de hoje, o MENGÃO está há quatro rodadas sem vencer – três empates e uma derrota. Faltando quatro rodadas para o fim do BRASILEIRÃO, o discurso da equipe é de continuar a briga até quando for possível.
Na briga pela vice-liderança, o ATLÉTICO MINEIRO vai ao COUTO PEREIRA enfrentar o CORITIBA. No BARRADÃO, o VITÓRIA tenta escapar da zona de rebaixamento às custas do ATLÉTICO PARANAENSE. O CRUZEIRO receber o FLUMINENSE no MINEIRÃO e o lanterna SANTA CRUZ trava o duelo dos desesperados com o penúltimo colocado, AMÉRICA MINEIRO, no ARRUDA. A CHAPECOENSE joga contra o FIGUEIRENSE.   

Depois de anos de espera, ANDY MURRAY nem precisou suar a camisa pra, enfim, se tornar o número 1 do tênis profissional. Com a desistência de MILOS RAONIC na semifinal do Masters 1000 de PARIS – o canadense alegou ter sofrido uma lesão muscular na perna direita – o britânico garantiu os pontos para ultrapassar NOVAK DJOKOVIC no ranking mundial a partir de segunda-feira, dia 7 de novembro. É a primeira vez que o sérvio deixa o topo da lista nas últimas 122 semanas.
DJOKO tinha 415 pontos de vantagem sobre o escocês no ranqueamento e foi eliminado nas quartas de final do torneio francês. Com a classificação para a final, MURRAY assegura, no mínimo, 600 pontos a mais – pode chegar a 1000 caso seja campeão – enquanto o sérvio soma 180. Independentemente de conquistar ou não o título na FRANÇA, o britânico já assegurou a liderança.
Na decisão, a partir das 12 horas do domingo, ele vai enfrentar o americano JOHN ISNER. Aos 29 anos, MURRAY é o segundo tenista mais velho a se tornar número 1. O recorde permanece com o australiano JOHN NEWCOMBE, com 30 anos, na lista de 1º de junho de 1974.
Já a GRÃ-BRETANHA não tinha um representante no topo da classificação desde 23 de agosto de 1973. “Estou muito orgulhoso deste momento”, comemorou o tenista.
Em busca do 43º título da carreira, MURRAY teve muitos motivos para comemorar nesta temporada. Além da liderança no ranking, ele foi campeão em WIMBLEDON, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do RIO e foi pai pela primeira vez na vida.

Sete pessoas foram presas num desmanche clandestino na Avenida MARECHAL TIRO, em SÃO MIGUEL PAULISTA, zona leste, ontem, por policiais do BAEP (BATALHÃO DE AÇÓES ESPECIAIS DE POLÍCIA). Segundo a polícia, no local foram encontradas duas placas de veículos que haviam sido roubados, um automóvel sendo desmontado, diversas peças de carros que tinham sido desmanchados momentos antes e um bloqueador de sinal de rastreadores. No mesmo dia, o BAEP prendeu outras dez pessoas por crimes diversos, como sequestro de um motorista.


Mais de 2 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MST – ocuparam três terrenos particulares na capital e em EMBU DAS ARTES, GRANDE SÃO PAULO,  nesta madrugada. De acordo com os organizadores do MTST, “as ocupações são resultado da falta de alternativa de moradia, especialmente para famílias que pagam aluguel, por conta do aumento do desemprego e da paralisação do programa MINHA CASA MINHA VIDA”.

Nenhum comentário: