quarta-feira, 9 de novembro de 2016

6 DE NOVEMBRO DE 2016 - DOMINGO

D I A    S E I S     D E      N O V E M B R O    D E    2016     -     D  O  M  I  N  G  O.
79 anos, dez meses e 10 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
121º DIA DO ANO 67º
58 anos e 153 dias na PMESP
57 anos e 265 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 925 dias – 499 076 horas.
53 anos e 58 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 237 dias no Posto de Coronel – 343 meses e 25 dias.
5 anos e 122 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 998 dias CORONEL - 24 anos e 328 dias na reserva.
11 082-663 024                    10 998-257 480                                   10 723-251 076.

“A VIDA DE UMA PESSOA CONSISTE NUM CONJUNTO DE ACONTECIMENTOS, DOS QUAIS O ÚLTIMO TAMBÉM PODERIA MUDAR O SENTIDO DE TODO O CONJUNTO” (ÍTALO CALVINO).

DIA DO BEATO NUNO ÁLVARES PEREIRA. Chefe do Exército no Reino de PORTUGAL, rico e poderoso, tinha o senhorio de um terço do território português, mas a tudo renunciou por amor de DEUS, ingressando no MOSTEIRO DO CARMO como irmão leigo no Mosteiro do CARMO de LISBOA, que ele mesmo edificara, e adotou o nome religioso de FREI NUNO DE SANTA MARIA. Condestável do Reino de PORTUGAL, venceu os castelhanos nas batalhas de ATOLEIROS, ALJUBARROTA e VALVERDE, assegurando à nação lusa a independência.
DIA DE SÃO LEONARDO DE NOBLAC. Nasceu na FRANÇA por volta do ano 491 ou 518. Era de família nobre e próxima ao rei CLÓVIS. Sentia-se chamado por DEUS para anunciar a libertação aos cativos. Como peregrino, partiu em busca de terras aonde a mensagem de Deus não havia chegado. É invocado em favor de prisioneiros e parturientes. Morreu em novembro de 559. 

“SOMOS A MEMÓRIA QUE TEMOS E A RESPONSABILIDADE QUE ASSUMIMOS. SEM MEMÓRIA NÃO EXISTIMOS. SEM RESPONSABILIDADE TALVEZ NÃO MEREÇAMOS EXISTIR”       -                          JOSÉ SARAMAGO.

587 a. HENRIQUE VI é coroado rei da INGLATERRA, sete anos após ascender ao trono com a idade de 8 meses, em 6 de novembro de 1429.
360 a. rei D. JOÃO IV morre em LISBOA, em 6 de novembro de 1656.
330 a. do bairro de ITAQUERA, criado em 6 de novembro de 1686. Nas primeiras décadas do século passado, a região era conhecida pela farta produção de pêssegos. Em 1924, o coronel BENTO PIRES DE CAMPOS, dono de uma área de mil alqueires no distrito de ITAQUERA, resolveu criar um núcleo colonial. A idéia era transformar as terras pobres do local em áreas produtivas para abastecer a cidade de SÃO PAULO. A primeira providência foi dividir a extensa gleba de terras em pequenos lotes de 1 e 2 alqueires e colocá-los à venda. A Colônia de ITAQUERA, como ficou conhecida, atraiu muitas famílias de diversas nacionalidades. Nos dez anos que se seguiram, foram realizadas experiências com muitas culturas de hortaliças e frutas, algumas bem-sucedidas, como a de tomate e morango, e outras nem tanto. Os primeiros ensaios com o cultivo de pêssegos começaram em 1934.
266 a. com o objetivo de explicar o projeto da ENCYCLOPÉDIE e angariar fundos para que ele tivesse continuidade, DENIS DIDEROT (1713-1784) publica 8 mil cópias de um folheto chamado de PROSPECTUS, em 6 de novembro de 1750. Nele, o filósofo francês previa que a obra seria lançada entre 1751 e 1754. No entanto, apenas em 1772, depois de 22 anos de trabalho, é que a primeira edição ficou pronta.
180 a. da proclamação da “REPÚBLICA RIO-GRANDENSE” no município gaúcho de PIRATINI, pelos farrapos, em 6 de novembro de 1836, no RIO GRANDE DO SUL. BENTO GONÇALVES é indicado presidente. Iniciada um ano antes, a REVOLUÇÃO FARROUPILHA seria a mais longa da história do país, com dez anos de batalhas. 
166 a. nasce CAROLINA DE JESUS OLIVEIRA – IRMÃ CAROLINA – em PIRASSUNUNGA em 6 de novembro de 1850. Entrou para o COLÉGIO DE ITU e, em 1872, recebeu o hábito religioso. Foi e escolhida para o cargo de superiora do ASILO DOS INVÁLIDOS de SÃO PAULO em 1890, cargo que ocupou durante 31 anos. Morre em 22 de junho de 1921.
159 a. CHARLES BAUDELAIRE escreve uma carta à esposa de NAPOLEÃO III, a imperatriz EUGÊNIA, em 6 de novembro de 1857. Em tom de súplica, pede para que ela interceda em seu favor para diminuir o valor de uma multa que lhe fora imposta pela publicação da coletânea FLORES DO MAL. A iniciativa do poeta parece ter surtido efeito, pois uma decisão do secretário das Finanças datada de 20 de janeiro de 1858 reduziu a multa aplicada a BAUDELAIRE para 50 francos.
156 a. ABRAHAM LINCOLN é eleito presidente dos ESTADOS UNIDOS em 6 de novembro de 1860.
141 a. da inauguração da ESTAÇÃO DO NORTE, depois chamada ESTAÇÃO ROOSEVELT e, atualmente, ESTAÇÃO DO BRÁS. Foi inaugurada em 6 de novembro de 1875.
141 a. Escola de MINAS é solenemente instalada em OURO PRETO, então capital da Província de MINAS GERAIS, na Casa da Rua Das MERCÊS, hoje PADRE ROLIM, 167, onde atualmente funciona o Educandário SANTO ANTÔNIO. A instalação deu-se em 6 de novembro de 1875. 
132 a. falece JOAQUIM BONIFÁCIO DO AMARAL, BARÃO E VISCONDE DE INDAIATUBA, no dia 6 de novembro de 1884, em CAMPINAS. Nasceu em 3 de setembro de 1815, na cidade de SÃO CARLOS, no interior de SÃO PAULO. Foi grande agricultor neste Estado e oficial da Imperial Ordem da Rosa. Uma rua em sua homenagem fica no bairro do ALTO DA LAPA.  
124 a. da inauguração do VIADUTO DO CHÁ, em 6 de novembro de 1892. Ao meio-dia, o primeiro viaduto da cidade foi inaugurado. Esse nome foi dado devido a grandes plantações de chá-da-índia na região. Logo o encanto da população com a novidade foi substituído pelo descontentamento com o pagamento do pedágio de “três vinténs” para passar pelo viaduto (sessenta réis). Por esse motivo, o viaduto era também chamado de VIADUTO DOS TRÊS VINTENS. A opção pelo não pagamento obrigava o transeunte a dar uma longa volta para cruzar o VALE DO ANHANGABAÚ. Logo se iniciou uma campanha na cidade pelo fim do pedágio. Em 5 de junho de 1893 o Congresso Legislativo de SÃO PAULO (nome que o Legislativo paulista teve, abrigando Câmara e Senado, de 1891 a 1930) recebeu um livro de 157 páginas, conservado pela Divisão de Acervo Histórico da Assembléia Legislativa do Estado de SÃO PAULO, no qual 3.636 paulistanos pediam o fim do pedágio e a encampação do VIADUTO DO CHÁ. No dia 30 de setembro de 1896, por lei municipal o VIADUTO DO CHÁ foi encampado, mediante ressarcimento aos antigos concessionários, pela Cidade de SÃO PAULO. O primitivo viaduto metálico foi demolido em 1938 para dar lugar ao atual VIADUTO DO CHÁ. Hoje o viaduto é um ícone para os paulistanos, e até para outras pessoas que vêm de fora.  
122 a. nasce o Capitão da FP ALFREDO FEIJÓ, em VARGEM GRANDE, perto de SÃO JOÃO DA BOA VISTA, em 6 de novembro de 1894. Foi instrutor de recrutas, educação física, pólo. Comandou o Esquadrão de Metralhadoras no final de 1931, posto no qual o encontrou a irrupção do Movimento Constitucionalista de 1932. Foi depois Diretor Geral de Instrução. Entrou para a Força Pública em 28 de abril de 1914. Comandou o Regimento de Cavalaria de RIO PARDO, em 1932, tendo deixado precioso acervo a respeito da Revolução; cartas, listas, telegramas, boletins regimentais de 32, cadernos, inclusive aquarelas que retratam episódios do emprego da cavalaria, sob seu comando. Morreu, de infarto, ao volante de seu carro, em São Paulo, em 11 de setembro de 1973.
119 a, das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 6 de novembro de 1897: são estes os detalhes do ignóbil crime cometido ontem na capital federal: o presidente da República entrava pela avenida central do Arsenal de Guerra, tendo à direita o ministro da Guerra MARECHAL CARLOS MACHADO BITTENCOURT, quando um soldado do 10º de Infantaria disparou um tiro contra o presidente. Imediatamente o MARECHAL BITTENCOURT atirou-se para o assassino e o agarrou pelo pescoço. Travou-se a luta: o marechal, procurando desarmar o soldado, recebeu quatro golpes de punhal: um na virilha esquerda, outro na caixa toráxica, outro penetrante na região abdominal, e finalmente, outro na mão direita. O CORONEL MENDES DE MORAES, chefe da Casa Militar, e o TENENTE CUNHA MATTOS, ajudante de ordens, auxiliaram a subjugar o assassino quando este fez no marechal o ferimento que o prostrou arquejante e pouco minutos depois falecia. Uma comissão popular realiza depois de amanhã, na SÉ CATEDRAL, um TE-DEUM em ação de graças pelo salvamento do senhor presidente da República. Desde ontem à noite estão com ordem de prontidão os corpos de polícia do Estado. 
118 a. por ser domingo, no dia 6 de novembro de 1898, o DIÁRIO POPULAR não circulou. Destaques da edição anterior: Às 4:30 horas da tarde, o senhor conde ANTONELLI, ministro italiano, em companhia do ALMIRANTE CANDIANI, seu ajudante de ordens e o cônsul de GIOIA, irá em trem especial visitar a Serra da Cantareira.
Ontem, às duas horas, os oficiais da marinha estiveram em visita à fábrica de cerveja BAVARIA, onde foram gentilmente recebidos pelos diretores que, depois de lhes ministrarem informações minuciosas sobre os trabalhos da fábrica, os conduziram à casa de residência do senhor H. STUPAKOFF, onde lhes ofereceram um delicado lanche.
Ouvimos dizer que o governo de SÃO PAULO será representado nas festas de 15 de Novembro, por ocasião da posse do doutor CAMPOS SALLES, pelo doutor PEREIRA DE QUEIROZ, secretário do interior na presidência do senhor CORONEL FERNANDO PRESTES.
Hoje, às 8 horas da manhã, o doutor PRUDENTE DE MORAES, presidente da República, foi ao cemitério de SÃO JOÃO BAPTISTA a fim de depositar coroa sobre o túmulo do MARECHAL MACHADO BITTENCOURT.
Todos os atos e homenagens fúnebres ao MARECHAL BITTENCOURT, apesar da insistente chuva, tiveram grande concorrência. Foi inaugurado, no ARSENAL DE GUERRA, no lugar do assassinato, o busto do marechal, em bronze. 
113 a. ESTADOS UNIDOS reconhecem a República do PANAMÁ e obtêm direitos sobre o uso de seu canal, em 6 de novembro de 1903.     
110 a. da modificação do nome de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE GUARULHOS para apenas GUARULHOS, em 6 de novembro de 1906.
106 a. nasce o jurista MIGUEL REALE em 6 de novembro de 1910. Amigos, ex-alunos e admiradores estão prestando uma série de homenagens à memória do jurista, filósofo e professor, por ocasião de seu nascimento, cuja comemoração dos cem anos se deu em 2010. Nasceu em SÃO BENTO DO SAPUCAÍ (SP), na SERRA DA MANTIQUEIRA e morreu em 14 de abril de 2006, em SÃO PAULO, aos 95 anos de idade. “MIGUEL REALE foi, no século 20, o maior filósofo do Direito no BRASIL, pelo trabalho dele aqui e pela repercussão no exterior, sobretudo por sua obra “TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO”. São palavras do advogado TÉRCIO SAMPAIO FERRAZ JÚNIOR, do Instituto Brasileiro de Filosofia, do qual o jurista foi fundador e presidente. FERRAZ JÚNIOR é diretor da REVISTA BRASILEIRA DE FILOSOFIA que, na sua edição de dezembro de 2010, irá dedicar toda ela ao jurista. “MIGUEL REALE nunca foi um homem de uma nota só, como costumava dizer, mas um ser plural como o universo, no aforismo de FERNANDO PESSOA, poeta de que muito gostava”, observa CELSO LAFER, responsável pela cadeira de Filosofia do Direito, que REALE ocupou como professor na Faculdade de Direito da Universidade de SÃO PAULO. A Academia Paulista de Letras promoveu uma série de palestras e a Faculdade de Direito do LARGO DE SÃO FRANCISCO faz, em 17 de novembro de 2010, um seminário sobre o jurista. Além de professor da faculdade, MIGUEL REALE foi, por duas vezes, reitor da USP – em 1949-1950 e de 1969 a 1973. Nesse segundo período, durante da ditadura militar, ele protegeu muita gente e salvou a vida de perseguidos políticos, sem jamais criticar ninguém”, afirma FERRAZ, professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito, no LARGO DE SÃO FRANCISCO. “Ele tinha um gosto imenso em ser professor”, escreveu MIGUEL REALE JÚNIOR, também jurista e advogado, em artigo publicado no ESTADO em abril de 2006, quando o pai morreu. Emocionado ao receber o troféu GUERREIRO DA EDUCAÇÃO, conferido a ele pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em colaboração com O ESTADO DE SÃO PAULO, em 1998, MIGUEL REALE falou da satisfação que sentia no exercício do magistério. “É que na realidade não tenho sido outra coisa nesta já longa vida (em novembro vou completar 88 anos), senão professor”, lembrou. Como jurista, escritor e poeta, MIGUEL REALE publicou mais de 70 livros, alguns deles traduzidos para outras línguas. Além de membro da Academia Paulista de Letras, pertenceu à Academia Brasileira de Letras. Escreveu numerosos tratados jurídicos. O primeiro deles, “O ESTADO MODERNO”, lançado em 1934, saiu em segunda edição com o título “O ESTADO MODERNO: LIBERALISMO, FASCISMO, INTEGRALISMO”. Militante da Ação Integralista Brasileira no início dos anos 1930, foi exilado para a ITÁLIA em 1938, após o golpe de ESTADO NOVO, de GETÚLIO VARGAS. Mais tarde, reformulou seu pensamento a respeito do integralismo, como provam os livros TEORIA DO DIREITO DO ESTADO e FUNDAMENTOS DO DIREITO, publicados depois de 1940, avalia CELSO LAFER. O jurista trabalhou na revisão da Constituição de 1967, a pedido do presidente COSTA E SILVA, durante o regime militar, adotou uma posição crítica durante a Constituinte e fez sucessivas reflexões, uma notável contribuição, sobre o texto da Constituição de 1988. MIGUEL REALE presidiu a comissão de reforma do Código Civil, em cuja redação colaborou intensamente até a promulgação do texto, em 2002. Por isso, foi chamado de “PAI DO CÓDIGO CIVIL”.     
105 a. após liderar uma rebelião contra o ditador PORFÍRIO DIAZ, FRANCISCO MADERO é eleito presidente do MÉXICO, em 6 de novembro de 1911. A vitória do liberal deu início à Revolução Mexicana, primeira revolta popular do século XX.
105 a. (RIO) A Sociedade PHOENIX CAIXEIRA realizou hoje uma grande passeata pela cidade para festejar a recente lei municipal determinando o fechamento de portas aos domingos. Tomaram parte no préstito muitas centenas de empregados, sendo organizadas turmas de bicicletas, cavaleiros e de pedestres. Muitos dos manifestantes saudavam os jornais que se bateram pela justa medida e o conselho municipal. (Publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 6 de novembro de 1911).
104 a. públicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 6 de novembro de 1912: Foi encerrada a exposição da borracha em NOVA YORK. O BRASIL obteve grande sucesso, sendo provável, devido a isso, a aplicação de avultados capitais americanos na AMAZÔNIA. Houve várias conferências e exibição de fitas cinematográficas de assuntos brasileiros.
103 a. MAHATMA GANDHI, líder nacional e espiritual indiano, é preso por liderar a marcha dos mineiros indianos no sul da ÁFRICA, em 6 de novembro de 1913.
100 a. nasce o maestro e trombonista RAY CONNIFF no dia 6 de novembro de 1916. Falece em 12 de outubro de 2002.
100 a. compositor ERNESTO JOAQUIM MARIA DOS SANTOS – DONGA – registra o primeiro samba a ser gravado no BRASIL, que é chamado “PELO TELEFONE”, em 6 de novembro de 1916, na Biblioteca Nacional. A letra foi inspirada no episódio em que AURELINO LEAL, chefe da polícia da capital carioca, pediu a seus subordinados que, antes de saírem às ruas para combater os jogos de azar, avisassem os infratores pelo telefone.
  98 a. proclamada a República da POLÔNIA e um governo independente é instaurado no país, em 6 de novembro de 1918.
  95 a. Teatro GINÁSIO DE LISBOA é destruído por um incêndio em 6 de novembro de 1921.
  84 a. nas eleições na ALEMANHA, o partido nazista se consolida como o maior partido do país, obtendo 100 cadeiras no parlamento alemão, no dia 6 de novembro de 1932.
  73 a. durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, após dois anos de ocupação alemã, os russos recapturaram a cidade de KIEV, em 6 de novembro de 1943.
  71 a. na FRANÇA LIVRE, o GENERAL CHARLES DE GAULLE, chefe do governo provisório, convoca eleição de novo presidente, em 6 de novembro de 1945.
  69 a. no CHILE, um terremoto nos ANDES mata 233 pessoas no dia 6 de novembro de 1947.
  62 a. nasce o JOSÉ, irmão da LUCINDA, em 6 de novembro de 1954.   
  58 a. nasce o ex-ministro da Fazenda, CIRO GOMES, em 6 de novembro de 1958. Foi candidato a presidente da República do Brasil nas eleições de 6 de outubro de 2002.
  54 a. Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas adotou uma resolução que condena a ÁFRICA DO SUL pelo apartheid e recomendou sanções econômicas ao país, no dia 6 de novembro de 1962. 
  53 a. das anotações feitas em 6 de novembro de 1963 (quarta-feira). ANO 14º - MÊS 4º - DIA 120º - 5 anos e 154 dias na FORÇA PÚBLICA – 61º dia como ASPIRANTE – 48º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Mais uma vez estou viajando no trem da CANTAREIRA e agora me vou acostumando com os passageiros do horário das 5:52 horas, principalmente quando tomo o terceiro vagão. O único inconveniente é que vou chegar no quartel quase na hora da revista.
Hoje me ocupo com o Conselho de Disciplina do SOLDADO JOVINO, que já está no fim, e com uma investigação que estou fazendo sobre a possibilidade do SOLDADO IRINEU RIBEIRO, da 3ª Companhia, ser transferido para o 4º BP – BAURU. Conversando com os ASPIRANTES A OFICIAL BORINI SOARES e ANTONIO CARLOS MENDES passo o horário do expediente. O 2º TENENTE MAURO ROCCO D´ÂNGELO apresentou-se por conclusão de férias.
Âs 13 horas temos a revista dos oficiais e logo mais deixo o BATALHÃO DE GUARDAS. Vou até à Rua CONSELHEIRO BROTERO na 2ª RM – Secção Mobilizadora, conforme um ofício que recebi ante-ontem. A finalidade é fazer minha ficha de mobilização no Exército. Ali me encontro com o 2º SARGENTO LAURO GOMES, que está à disposição da 2ª RM, colega meu de farda e que agora está com vontade de entrar na Escola de Oficiais em 1964. Fico na S Mob até 15 horas. LAURO GOMES entrou comigo na FORÇA PÚBLICA como sargento escrevente, em 1958.
Aproveito a oportunidade de estar na cidade e vou conhecer o CINE COMETA, onde assisto dois filmes: A DANÇA DO DIABO, uma vista de olhos em PARIS, onde um casal de turistas visita a cidade-luz. Não foi um bom filme. O outro “ANJOS NO INFERNO” é alemão e mostra o recrutamento de moças durante a 2ª Grande Guerra e a crueldade da luta na frente da batalha, onde um pelotão de jovens esteve presente.
Retorno ao meu lar quando são mais de 18 horas. Sinto ligeira dor de cabeça mas assisto na televisão: REPORTER ESSO (4); HEBE, CYNAR E SIMPATIA (5), SEU ENCONTRO COM A VIDA (2), FESTIVAL ANTÁRTICA (5) e CADEIRA DE BARBEIRO (5).     
  52 a. dos apontamentos em 6 de novembro de 1964 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 4º - DIA 120º - 6 ANOS E 155 DIAS NA FORÇA PÚBLICA - 167 dias como 2º TENENTE - 414 DIAS no BATALHAO DE GUARDAS.
Recebo a visita de tio RENATO FONSECA, no Batalhão. Meu tio quer ser sócio do Clube dos Oficiais da FORÇA PÚBLICA e, apesar de estar um dia horrível nesta sexta-feira, levo-o até o Clube com a autorização do COMANDANTE NÓBREGA. Com toda a sinceridade, apesar de ser sócio do Clube desde 7 de setembro de 1963, não conhecia ainda a sede. Tio RENATO FONSECA recebeu a proposta para ser sócio nas seguintes bases: pagará 70 mil cruzeiros de jóia na entrada e 20 mil em 7 meses restantes. Ele foi embora quase às 10 horas. Permaneço no clube até quase 12 horas, conhecendo suas dependências.
Neste final de expediente no quartel tenho muito trabalho para liquidar com a papelada da secretaria. Nesta data completo dez meses corridos como secretário do BG. COMANDANTE NÓBREGA, que espera ansiosamente sua passagem para a reserva, vê passar mais uma semana comandando o BATALHÃO DE GUARDAS.
Ontem, dia 5, iniciei as aulas na Olaria da FP, preparando os subtenentes NERCÍLIO, MOURA e OSCAR para os exames de ingresso no Q.O.A.A. cujos exames já estão marcados para dezembro: dia 16 - Português; dia 21 - Aritmética; dia 23 - Geografia e, dia 24- História. Chego mais cedo em casa, por volta das 20 horas, pois o local das aulas fica mais perto do meu lar.   
  52 a. falece ANITA MALFATI, em 6 de novembro de 1964. Nasceu em 2 de dezembro de 1889.
  52 a. Congresso Nacional Brasileiro aprova um projeto de reforma agrária, em 6 de novembro de 1964.
  51 a. da tomada de apontamentos de fatos acontecidos em 6 de novembro de 1965 (sábado). ANO 16º - MÊS 4º - DIA 119º - 7 anos e 155 dias na FORÇA PÚBLICA - 532 dias como 2º TENENTE - 779 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
É mais um fim de semana que passarei tranquilo em meu lar, longe do quartel, desse BATALHÃO DE GUARDAS que se tornou um martírio com a presença do famigerado MAJOR SCARFACE.
Levanto muito tarde e vou passar a manhã lendo o quarto volume do romance de MICHEL ZEVACO - BURIDAN. Vejo perante o momento atual, o ano de 1314, na FRANÇA, quando era rei naquele país, LUÍS X - O TURBULENTO. É a época dos amores da rainha MARGARIDA DE BORGONHA, na famosa TORRE DE NESLE.
Às 12 horas assisto o vídeo-tape da luta sensacional de box entre EDER JOFRE e MANNY ELIAS.
Esta luta representa o primeiro grande teste para a reconquista do título mundial dos galos, que EDER perdeu em NAGÓIA, em 18 de maio de 1965, para o japonês HARADA.
O vídeo-tape da luta realizada ontem à noite, no IBIRAPUERA, mostra um EDER JOFRE diferente daquele que conhecemos em épocas passadas. Depois dos dez assaltos a minha opinião é que EDER JOFRE não está mais em condições de ser campeão mundial dos galos. O resultado da luta foi um justo Empate.
EDER JOFRE nasceu no dia 26 de março de 1936. Disputou 53 lutas como profissional, vencendo 48, empatando 4 vezes e somente sendo derrotado no combate contra HARADA.
MANNY ELIAS é natural de TUCSON, no ARIZONA. Lutou 55 vezes (26 vitórias por pontos, 12 por nocaute, 14 derrotas por pontos, 3 empates).
Durante a tarde nada temos de novidade. Na televisão assisto muitos programas, dos quais se sobressaem: ASTROS DO DISCO, no canal 7. CINE TV-2.
50 a. dos fatos acontecidos em 6 de novembro de 1966 (domingo). ANO 17º - MÊS 4º - DIA 120º - 8 anos e 155 dias na FORÇA PÚBLICA – 897 dias como 2º TENENTE – 215 dias na 2ª Companhia Independente.
Ouço o programa SUCESSOS EM REVISTA, que apresenta o seguinte quadro: em 30º lugar – ESQUEÇA (versão norte-americana, aparecendo na parada pela décima vez); 29º - YESTERDAY (terceira reapresentação); 28º - OLÊ ! OLÁ !; 27º - PORTA-ESTANDARTE; 26º - uma música americana; 25º - PERDIDAMENTE TE AMAREI (quinta vez); 24º - O ENCONTRO (terceira vez); 23º - DISPARADA (com GERALDO VANDRÉ, primeira apresentação); 22º - POBRE MENINA; 21º - MERCY CHERIE (disco francês, pela terceira vez) – 20º - LE MARIONETTE (oitava vez); 19º - MORRER OU VIVER (sexta vez); 18º - EU TE DAREI BEM MAIS; 17º - EBRIO DE AMOR (quarta vez); 16º - O CARANGO (pela sétima vez); 15º - O PICAPAU (nona vez); 14º - UPA NEGUINHO (oitava vez); 13º - TIJOLINHO; 12º - VEM CHEGANDO A MADRUGADA (oitava vez); 11º - PARE O CASAMENTO (quarta vez); 10º - CALIFÓRNIA; 9º - ESTRANHOS AO LUAR; 8º - THE MORE I SEE YOU; 7º - MONDAY ! MONDAY ! (nona vez); 6º - TEMA DE LARA (do filme DOUTOR JIVAGO); 5º - ESQUEÇA (décima-segunda vez); 4º - MEU BEM; 3º - A BANDA, com NARA LEÃO (quarta vez); 2º - A BANDA, com CHICO BUARQUE (pela quarta vez); 1º - DISPARADA (pela segunda vez consecutiva em primeiro lugar) com JAIR RODRIGUES. É apresentado, como número extra, e provavelmente aparecendo no próximo domingo, o disco SUBMARINO AMARELO.
É mais de meio-dia quando recebo a visita do 3º SARGENTO MIGUEL FERES FILHO, da 2ª Companhia Independente, que se faz acompanhar do SOLDADO MONTIJO, motorista de uma das viaturas da Delegacia. Vem ele me trazer um memorando da Inspetoria de Assistência Social, pedindo meu comparecimento na Capelania, amanhã, às 9 horas, para resolver um caso de família.
À tarde, ouço o desenrolar de uma partida de futebol entre os terceiros colocados do Campeonato Paulista de Futebol 1966. No final temos: SÃO PAULO 2 x COMERCIAL, de RIBEIRÃO PRETO 2. O líder, PALMEIRAS, vence o rabeira, BRAGANTINO, por 2 a 0. O vice-líder, CORINTHIANS, goleia o BOTAFOGO, de RIBEIRÃO PRETO, por 5 a 1, com quatro gols de DINO SANI e um de GILSON PORTO.
O NOROESTE, de BAURU, vence o AMÉRICA, de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, por 2 a 1.
Às 18 horas, estou assistindo, com MARIA e as crianças, mais um filme da série THUNDERBIRDS.
O canal 4 apresenta, logo mais, O HOMEM DE VIRGÍNIA. A estória de hoje é sobre uma quadrilha de assaltantes que pretende matar um traidor. Acontece que esse homem põe em perigo o JUIZ GARTH, a filha do juiz e mais três casais que viajavam  numa diligência. As pessoas da diligência escondem-se numa casa e há violento tiroteio de parte a parte. No final, o traidor da quadrilha morre, mas mata o chefe dos assaltantes.
Visitamos o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN e dona NATÁLIA, nesta noite. Retornamos paa casa quando são quase 20 horas. Encerramos o domingo.
  46 a. Nasce o ator ETHAN HAWKE em AUSTIN, no Estado do TEXAS, EUA, em 6 de novembro de 1970. É autor dos livros QUARTA-FEIRA DE CINZAS – O RUMO INCERTO DA PAIXÃO e HOTTEST STATE. O ator ETHAN HAWKE rouba a cena do filme ROUBANDO VIDAS, como o colecionador de arte JAMES COSTA, única testemunha do psicopata do filme. Deixa transparecer a vulnerabilidade pela qual se tornou mestre desde que estourou com SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS, em 1989. O fim de uma união de sete anos com a atriz UMA THURMAN provocou a sanha dos tablóides. Em setembro de 2003, enquanto filmava em MONTREAL, HAWKE envolveu-se com uma modelo. Ao voltar para casa, UMA pediu a separação. A reação da mídia foi de agravo e ele chegou a ser ameaçado de morte pelo cunhado. Perdeu sete quilos e passou a ter ataques de ansiedade. Filmes como CAINDO NA REAL e ANTES DO AMANHECER transformaram-no em ídolo da presente geração.
  43 a. falece o delegado de polícia JORGE RUBENS NEIVA CAMARGO, que antes de morrer prestava serviços na RONDA ESPECIAL DO DEGRAN – RONE. Era natural de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, nascido em 7 de dezembro de 1926. Morre no Hospital do Servidor Público, em 6 de novembro de 1973.    
  43 a. em que policiais femininas passaram a atender o telefone do CENTRO DE OPERAÇÕES DA RÁDIO PATRULHA a partir de 6 de novembro de 1973. Os soldados que até então ocupavam esse posto foram remanejados para o policiamento de rua. A idéia partiu do CORONEL SYDNEY GIMENEZ PALÁCIOS, comandante do POLICIAMENTO OSTENSIVO DA CAPITAL, para melhor aproveitamento dos policiais na assistência à população. Quando o público necessitar da rádio-patrulha, ROTA e outros socorros policiais, ao discar o número 227-3333 passaria a ouvir voz feminina. As policiais femininas foram treinadas para melhor atender a população. As equipes foram distribuídas em número de seis. O COPOM estava sendo comandado pelo CAPITÃO JOÃO VARGAS FILHO e a TENENTE EVANY OGISO comandava as moças. 
  42 a. ARGENTINA decreta estado de sítio em 6 de novembro de 1974.
  41 a. falece VICENTE FEOLA, em 6 de novembro de 1975.
  37 a. das anotações feitas em 6 de novembro de 1979: mais uma vez, por causa da greve dos metalúrgicos, saio de casa de madrugada. O SARGENTO PM SILVA chega por volta das 3:30 horas. Às 4:20 horas estou no CPChq. TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ encontra-se com o TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES e CAPITÃO PM RENATO. Três pelotões de ROTA vão para a zona sul. Dois pelotões para o CPAM-5 (zona oeste) e dois pelotões para o CPAM-7 (GUARULHOS). Por volta das 6 horas temos os primeiros entreveros entre viaturas da ROTA e piquetes. O deputado AURÉLIO PERES tem um caso com o TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES, ao defender grevistas. Por volta das 8 horas o TENENTE PM JOSÉ ROBERTO é acidentado com uma pedrada no rosto, na Ponte do SOCORRO. Um pelotão do 3º BPChq desloca-se para o 8º BPMM. O TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES explica ao Comandante do CPChq o que aconteceu na Ponte do SOCORRO. Na tarde a situação é a mesma. O TENENTE-CORONEL PM PEREZ vai até o Quartel do Comando Geral para falar com o Cmt Geral. Acompanha-os os TENENTES-CORONÉIS HERMÓGENES e NEY. A greve é declarada ilegal. Por volta das 20 horas o TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ retorna ao CPChq. O esquema para amanhã é o mesmo. O Presidente FIGUEIREDO encontra-se na VENEZUELA.
  33 a. falece DONA NENÊ, viúva de MANUEL DOS PASSOS, antigos vizinhos de minha mãe, DONA ALICE, em POÁ. Moravam na casa que compraram de tio GERALDO e tia CATARINA. No segundo semestre de 2004 essa casa foi demolida. DONA NENÊ morreu em 6 de novembro de 1983.
  32 a. RONALD REAGAN é reeleito presidente dos ESTADOS UNIDOS em 6 de novembro de 1984.
  31 a. falece o POLICIAL MILITAR GLÉBSON FRANCISCO, em 6 de novembro de 1985.
  30 a. da publicação em DIÁRIO OFICIAL de minha transferência do CPAM-1 para o 2º BPChq. Era Tenente-Coronel. Foi em 6 de novembro de 1986, a fim de comandar aquela UNIDADE. Ali permaneci até ser promovido a CORONEL em 11 de março de 1988, sendo então classificado no CPAM-1, ÁREA CENTRO de SÃO PAULO.
  30 a. Conselho Federal de Educação (CFE) aprova resolução que muda currículos escolares. A disciplina Comunicação e Expressão passa a se chamar Português, e Matemática deixa de fazer parte da área de Ciências, em 6 de novembro de 1986.
  29 a. das anotações em 6 de novembro de 1987: Deixo LUCINDA no Hospital da Cruz Azul às 7 horas. O CAPITÃO ILDO acha-se no apartamento vizinho, acompanhando sua senhora. Esta será operada hoje cedo. Rumo para o CAES. Teremos mais quatro aulas nesta manhã. Ficam faltando 36 aulas do Processo Decisório.
O CORONEL PM FELICIANO dá as 15ª e 16ª aulas de PM5. Fala sobre Relações Públicas – público, multidão, massa; pesquisa, assessoria, comunicação; imagem e conceito; a opinião pública.
Temos as 17ª e 18ª aulas de PM3, com o TENENTE-CORONEL M CALDEIRA. Retornamos aos diversos conceitos de Rádio Patrulhamento Padrão. Tece comentários a respeito de seu trabalho no Estado Maior Especial e o que foi a reunião dos oficiais que tratam do assunto Rádio Patrulhamento Padrão com os coronéis.
No 2º BPChq, recebo a visita do Sargento Reformado VALDEMAR RODRIGUES, que foi um dos amanuenses da época em que eu era secretário do antigo Batalhão de Guardas.
Telefono para a CRUZ AZUL. Dona ESMERALDA está na companhia da LUCINDA. São quase 12 horas. O médico ainda não passou para examiná-la e dar-lhe ou não a alta. Ligo para a CRUZ AZUL às 15 horas. LUCINDA terá alta somente amanhã cedo.
O Diário Oficial publica a transferência para a reserva do CORONEL PM NELSON AFFONSO DO PRADO. Nasceu em 5 de dezembro de 1931. Foi admitido na então GUARDA CIVIL em 5 de fevereiro de 1952. Promovido a Subinspetor em 9 de julho de 1958; Inspetor em 21 de abril de 1960; Inspetor de Divisão em 9 de julho de 1969. Foi apostilado CAPITÃO em 9 de abril de 1970. Promovido a MAJOR em 24 de maio de 1978. Não tenho as outras datas de suas promoções a tenente-coronel e coronel.       
  29 a. nasce em BELGRADO, SÉRVIA, a tenista ANA IVANOVIC, no dia 6 de novembro de 1987. É profissional desde 2003. Possui 3 títulos em simples e nenhum em duplas.
  29 a. FIM DA MORATÓRIA: BRASIL paga 500 milhões de dólares ao FMI, em 6 de novembro de 1987.
  28 a. seis mil computadores do Departamento de Defesa norte-americano param devido a um vírus: o culpado é o filho de 23 anos do chefe da agência de segurança de computadores do país. Em 6 de novembro de 1988.
  27 a. do assassinato de TINA ZEIN, então com 16 anos, por seus pais, palestino ZEIN ISA e a brasileira MARIA ISA, a facadas, em SAINT-LOUIS, no MISSOURI, no dia 6 de novembro de 1989.
  26 a. da operação do Sr. HÉLIO PALMIERI, genro do NOGUEIRA, em 6 de novembro de 1990.
  26 a. do incêndio que destruiu os estúdios da UNIVERSAL PICTURES, na  CALIFÓRNIA, no dia 6 de novembro de 1990.
  25 a. encerramento das atividades da VULCAN, em GUARULHOS, no dia 6 de novembro de 1991.
  25 a. falecem: o cineasta CHICO BOTELHO e a atriz GENE TIERNEY (6 de novembro de 1991).
  24 a. falece ALBERTO, genro do Sr. MARIANO (este, tio da LUCINDA, irmão de DONA ESMERALDA), em 6 de novembro de 1992.
  23 a. promoção a CORONEL PM: o TENENTE-CORONEL PM PAULO DE TARSO AUGUSTO, em 6 de novembro de 1993. Falece em 30 de abril de 2000.
  22 a. boxeador GEORGE FOREMAN, de 45 anos, derrota MICHAEL MOORE, de 26 anos, em LAS VEGAS, nos ESTADOS UNIDOS, e recupera o título dos pesos pesados, em 6 de novembro de 1994.
  21 a. ISRAEL enterra no dia 6 de novembro de 1995,YITZHAK RABIN, seu líder assassinado por um nacionalista, que se opunha as suas tratativas de paz com os árabes.
  21 a. do aluguel da linha telefônica 208 5908, em 6 de novembro de 1995.
  20 a. falece o ex–jogador do PALMEIRAS, WALDEMAR FIÚME, conhecido nos meios futebolísticos como o "PAI DA BOLA", em 6 de novembro de 1996.
  19 a. um tribunal suíço ordena a captura de sete israelenses acusados de tramar o seqüestro de ATHINA ROUSSEL, de 12 anos, a menina mais rica do mundo, neta do magnata grego ARISTÓTELES ONASSIS, em 6 de novembro de 1997. Outras anotações nesta data: preocupo-me com a reunião do Conselho Supremo, marcada para 20 do corrente. Mandei um modelo de convocação para a apreciação do Comandante Geral. Aguardo resposta para poder expedir as cartas. Na tarde, depois das 15 horas, cai uma chuva muito forte no centro da cidade. O CORONEL CANAVÓ telefonou para dizer que já regressou de BELO HORIZONTE. Não virá ao MMDC hoje. O MAJOR PM ADAUTO, da Chefia de Gabinete do Comando Geral, telefona-me. Diz ele que o CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO acha melhor as cartas de Convocação dos Conselheiros saia pela própria Sociedade. Quinze ladrões fazem hoje o maior assalto na Capital. Invadiram a pista do Aeroporto de CONGONHAS e roubaram 4 milhões e 60 mil reais de um avião que se preparava para decolar. O dinheiro estava no compartimento de carga e seria levado para uma agência do BANCO DO BRASIL.
O empresário OSCAR MARONI, dono do BAHAMAS BAR, sauna de luxo em MOEMA, foi condenado a dois anos de reclusão por facilitação à prostituição. Este sujeito é aquele que queria colocar um preservativo no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA e que colocou o MMDC em revolta contra a idéia estapafúrdia.
Termina em pancadaria um protesto de perueiros clandestinos, hoje cedo, na ponte do SOCORRO, na zona sul. Dezoito pessoas foram presas, 34 veículos apreendidos e 50 ônibus apedrejados.
O SÃO PAULO dá um passo importante em busca da vaga à final da SUPERCOPA DA LIBERTADORES. Vence o COLO-COLO por 3 a 1, nesta noite, no MORUMBI. O ATLÉTICO MINEIRO dá um show de bola nesta noite ao golear o LANUS, da ARGENTINA, por 4 a 1, na primeira partida decisiva da COPA CONMEBOL, disputada em BUENOS AIRES. Com o resultado, o time do técnico ÉMERSON LEÃO praticamente botou a mão no caneco, já que poderá perder até por dois gols de diferença na partida de volta, que acontecerá no MINEIRÃO, dia 26 deste mês.
Em MOSCOU, o checo PETR KORDA garantiu vaga na fase semifinal da KREMLIN CUP ao derrotar o norte-americano ALEX O´BRIEN. KORDA enfrentará WAYNE BLACK, do ZIMBÁBUE, que passou pelo checo DANIEL VACEK. Os outros semifinalistas sairão dos confrontos de amanhã entre o russo YEVGENY KAFELNIKOV e o armênio SARGIS SARGSIAN, e o checo MARTIN DAMM e o canadense DANIEL NESTOR. 
  18 a. BIBI NETANYAHU, primeiro-ministro de ISRAEL, suspende a ratificação do acordo para a desocupação da CISJORDÂNIA depois de um atentado cometido pelo grupo JIHAD ISLÂMICA, em 6 de novembro de 1998.
  18 a. falece o ex–presidente do SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, HENRI COURI AIDAR, em 6 de novembro de 1998.
  18 a. das anotações feitas em 6 de novembro de 1998: às 9:10 horas na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, pego um lotação para me levar até a estação TIETÊ do metrô. Acontece que o banco onde sento é muito desconfortável e chego com as costas doloridas, na estação do metrô. No MMDS encontro os participantes da entidade comentando a reforma da Previdência e o que poderá ocorrer para a Polícia Militar, em SÃO PAULO. As perspectivas são sombrias. Aguarda-se também a definição do governador MARIO COVAS, reeleito, com relação à Secretaria da Segurança Pública. É quase certa a saída de PAULO AFFONSO DA SILVA. Passo pelo BANESPA. Ali, encontro o antigo comandante da Escola de Oficiais (então capitão) CORONEL PM Ref ALAOR GODÓI. Conversamos com o gerente FERNANDO. O TENENTE PM SCHEFFER também está presente. Na tarde, mantenho contato com a 5ª EM/PM sobre a questão de um diploma que mandaram para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, da medalha PEDRO DE TOLEDO. Não sei o motivo. O veterano JOEL visita-nos. Ele ainda não ganhou a PENSÃO ESPECIAL que faz jus. Às 15:40 horas, com temperatura elevada, rumo para a estação ARMÊNIA, do metrô, para embarcar no EXPRESSO COCAIA.
No futuro SHOPPING INTERNACIONAL DE GUARULHOS a atividade é intensa. Vão acertando tudo para a inauguração. Um enorme pátio para estacionamento está sendo concluído, inclusive com viadutos partindo da VIA DUTRA e rampas de acesso.
Pela TV, fico sabendo que faleceu o ex-presidente do SÃO PAULO, HENRI COURI AIDAR, aos 77 anos, vítima de hidroencefalia.
É também anunciada a morte do cartunista norte-americano BOB KANE – que criou o personagem BATMAN. Morreu na última terça-feira, dia 3 de novembro, aos 83 anos.
A alemã STEFFI GRAF tornou-se hoje a jogadora que mais dinheiro ganhou na história do circuito feminino de tênis. Por ter se classificado para as semifinais do TORNEIO DE LEIPZIG, GRAF alcançou a quantia de 20.347.942,00 dólares superando a checa naturalizada americana MARTINA NAVRATILOVA, que acumulou em sua carreira 20.344.061,00 dólares. GRAF derrotou a francesa ANNE GAULLE SIDOT e vai enfrentar amanhã a belga DOMINIQUE VAN ROOST, que eliminou NATASCHA ZVEREVA. Na outra semifinal, jogam NATHALIE TAUZIAT e a romena IRINA SPIRLEA. TAUZIAT venceu a alemã ANKE HUBER e SPIRLEA bateu a francesa SARAH PITKOWSKI.
Terroristas suicidas detonaram um carro-bomba em um mercado, no centro de JERUSALÉM. Os dois terroristas morreram e 21 pessoas ficaram feridas. O HAMAS assumiu a responsabilidade pelo atentado, cuja finalidade é sabotar o acordo de paz no ORIENTE MÉDIO.
No computador, jogo algumas partidas de xadrez. Não consigo ganhar uma sequer, embora numa delas estivesse bem próximo de um empate. Um pequeno descuido e tudo veio a perder. Continuo lendo CINQUENTA ANOS DEPOIS, psicografado por CHICO XAVIER. É um romance de EMMANUEL.  -
  17 a. falece a atriz CÉLIA BIAR, em 6 de novembro de 1999.
  17 a. da visita do PAPA JOÃO PAULO II à CHINA, no dia 6 de novembro de 1999. Outras anotações neste sábado: em casa, LUCINDA sofre de depressão. Não se alimenta, esquece das coisas e pouco ou quase nada conversa. Problemas de família e o trabalho incessante, interminável, de casa, faz com que ela enfrente uma crise. Montou certas algemas, criadas por ela própria, que a agora a amarram numa certa prostração. Depende somente dela a recuperação.
Leio muito na biblioteca. Revejo alguns anos de minhas memórias: 1º a 14 de novembro de 1980/1981 e de 1989 a 1992. Assisto a grande vitória do PALMEIRAS frente ao BOTAFOGO (RJ) por 6 a 0. O Campeonato Brasileiro ainda apresenta GUARANI 4 x ATLÉTICO MINEIRO 0 e BOTAFOGO (RIBEIRÃO PRETO) 2 x ATLÉTICO PARANAENSE 1.
Na noite, assisto OS CONTOS DE NOVA IORQUE, no SBT. Jogo duas partidas de xadrez no computador. Mais duas derrotas às outras centenas que já perdi. Não sei como ganhei duas vezes.   

ACONTECEU EM 6 DE NOVEMBRO DE 2000 : -   DOMINGO
A cantora MARLENE, internada no dia 3 de novembro no Hospital Samaritano, no  RIO, recebeu alta.

A rainha-mãe da GRÃ -BRETANHA, ELIZABETH, sofreu uma queda ao dar um passo em falso em sua casa, no centro de LONDRES, na INGLATERRA. Quebrou a clavícula, mas não foi internada, sendo assistida por médicos em sua residência.


ACONTECEU EM 6 DE NOVEMBRO DE 2001 : -     TERÇA-FEIRA
Faço a viagem para SÃO PAULO, às 10:30 horas lendo CARTAS PARA UMA MENINA LINDA, do Professor EGBERTO MAIS LUZ. Aquele assunto da substituição do Secretário da Segurança Pública que, sigilosamente, conversou comigo em fins de outubro, não mais tenho notícia. Para mim seria um desastre ter de trabalhar na SSP.
No BANESPA, procuro sacar parte de meus vencimentos (serão apenas pago no dia 8) para poder ajudar nos gastos de casa. Ali encontro o CORONEL PM Res CARLINI.
A situação do CRISTIANO no MMDS é delicada. Parece estar sofrendo de problemas mentais. Vamos aguardar mais alguns dias para termos um melhor diagnóstico.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, numa tarde de temperatura de 28 graus, procuro conversar com o CORONEL PM RENALDO, TENENTE PM BARRETO e ROMEU CICCONI sobre a Comissão Organizadora dos 70 Anos do Movimento Constitucionalista. Isso começará a se tornar realidade com a reunião do Conselho Supremo em 13 de novembro.
O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES chega no MMDC quase às 16 horas. Vamos conversar sobre a posse de LEONARDO PLACUCCI na Academia Maçônica de Letras, realizada na noite de 20 de outubro no “CIRCOLO ITALIANO”, EDIFÍCIO ITÁLIA. PLACUCCI é reitor da “UNI SANT´ANNA” e passou a ocupar a cadeira número 34, tendo como patrono o MARQUÈS DE POMBAL.  

Passo a estudar um plano similar à mega-operação que sempre foi realizada nos finais do ano, envolvendo caminhões de carga, por causa de conduta irregular dos oficiais que participavam dessa operação. Com isso, não posso contar com os mesmos, devendo escolher pessoas de confiança. Elaboro o código 4H-/1 -141/ divulgação reservada na INTERNET.

FALECEU o Dr. NELSON PINHEIRO FRANCO, aos 84 anos. Natural de MOGI DAS CRUZES, ingressou na Magistratura em 1945, exercendo a judicatura por 41 anos. Foi juiz de Direito nas Comarcas de SANTOS, LUCÉLIA, ITÁPOLIS e na CAPITAL. Foi, ainda, juiz do então único TRIBUNAL DE ALÇADA DE SÃO PAULO; juiz do PRIMEIRO TRIBUNAL DE ALÇADA CIVIL, onde exerceu a vice-presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral. Desembargador do TRIBUNAL DE JUSTIÇA do Estado de SÃO PAULO, onde exerceu os cargos de vice-presidente e presidente. Chefiou o PODER JUDICIÁRIO do Estado de São Paulo no biênio 1985/1986.

COMEÇA O JULGAMENTO DOS ASSASSINOS DO ÍNDIO PATAXÓ GALDINO JESUS DOS SANTOS, queimado pelos quatro acusados em 20 de abril de 1997, enquanto dormia em uma parada de ônibus de uma avenida central de BRASÍLIA. ANTÔNIO NOVELY VILANOVA, ERON CHAVES DE OLIVEIRA, MAX ROGÉRIO ALVES E TOMÁS OLIVEIRA DE ALMEIDA disseram que os planos de "fazer uma brincadeira" que deu errada. Eles afirmam que não tinham intenção de matá-lo. Os índios, que ocupavam 32 cadeiras no fundo do auditório do tribunal, usavam trajes típicos e permaneceram em silêncio.

No 126º aniversário da ESTAÇÃO DO BRÁS, o local é um dos mais movimentados de todo o Estado, com um funcionamento expressivo, pois atende os moradores da região LESTE, ABC e de outras localidades da Capital e da GRANDE SÃO PAULO. O grande movimento de passageiros na estação tem, pelo menos, três explicações. A primeira, é o fato de fazer a interligação de quatro linhas de trens. Além disso, está localizada no movimentado LARGO DA CONCÓRDIA e também interliga a linha LESTE/OESTE do METRÔ.

AVIÕES DOS ESTADOS UNIDOS lançaram dois mísseis no centro de CABUL. Ainda na capital do AFEGANISTÃO, bombardeios americanos atacaram uma torre de TV. O TALEBAN afirmou que quatro militares dos  EUA  morreram  na  queda  de  um  helicóptero  na  fronteira com o PAQUISTÃO, no dia 5 de novembro. Nos EUA, o PENTÁGONO negou essa informação. Foi lançada uma bomba gigante conhecida como "corta-margaridas", por destruir e  incendiar  tudo o  que estiver em um raio de 500 metros, sem formar crateras. A bomba explode antes de tocar o solo. Uma mistura de amônia e alumínio em pó com o ar entra em combustão quando o detonador é acionado, provocando uma enorme explosão.

O chanceler alemão GERHARD SCHROEDER anunciou que o país vai enviar 3.900 soldados ao AFEGANISTÃO para auxiliar os EUA e a INGLATERRA na luta contra o terrorismo.

CASSADO o mandato do governador do PIAUÍ, FRANCISCO DE ASSIS M. DE SOUZA, conhecido como MÃO SANTA, por abuso de poder durante a campanha em que se reelegeu para o cargo, em 1998. MÃO SANTA também ficará inelegível pelos próximos três anos. Será substituído pelo senador HUGO NAPOLEÃO, segundo colocado na eleição de 1998.

A cantora mexicana GLÓRIA TREVI prestou depoimento, hoje, na Polícia Federal, no Complexo Penitenciário da PAPUDA, em BRASÍLIA.
Grávida de seis meses, TREVI é acusada de abuso sexual e corrupção de menores no MÉXICO. Busca-se esclarecer como a cantora ficou grávida enquanto estava presa na carceragem da Superintendência da Policia Federal, na capital federal.
 
2 002  :  -    QUARTA-FEIRA
LUCINDA acorda por volta das 4:45 horas. A fim de fazer o café e chamar o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR para o serviço. Mais tarde, chega o MANECO para visitar sua mãe. Começa então o barulho dos pedreiros que estão fazendo o acabamento de um cômodo construído em cima da laje de nossa casa. Recebo um telefonema de dona CÉLIA confirmando uma reunião do Sr. MARCONDES e do advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO para as 13:30 horas. Logo mais saio, enfrentando uma temperatura inferior a 20 graus, com chuvisqueiro.
Quase todos os muçulmanos do mundo, que somam cerca de 1,2 bilhão, iniciam hoje o RAMADÃ, um período durante o qual fazem jejum e abstinência para que DEUS os abençoe e perdoe os seus pecados. Durante os próximos 30 dias, todos os muçulmanos – exceto as mulheres grávidas, os doentes e os viajantes – devem abster-se de comer, beber, fumar e manter relações sexuais desde a alvorada até o pôr do sol. A tradição vem de uma crença a qual DEUS revelou o ALCORÃO, o livro sagrado islâmico, ao profeta MAOMÉ, através do ARCANJO GABRIEL em uma noite de lua nova. O RAMADÃ é considerado um dos cinco pilares do islamismo. Durante toda a sua vida, o muçulmano tem ainda mais quatro obrigações: fazer orações cinco vezes ao dia, exercer a fé, dar esmola e ir à MECA – o lugar mais sagrado do islamismo, situado na ARÁBIA SAUDITA – pelo menos uma vez.

Na reunião costumeira no MMDS, faço ver as minhas razões para que o nosso serviço não caia de produção. De vez em quando se precisa dar uma “injeção de ânimo” nos oficiais que vão se acomodando, querendo somente tirar sua parte em dinheiro, em detrimento da própria razão de ser da firma.
Participo de uma reunião com o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES e com o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO. Este quer que se faça uma reunião de DIRETORIA EXECUTIVA com a presença de ROMEU CICCONE. Não vejo razão para isso. O ROMEU pediu, por escrito, ao CONSELHO SUPREMO, a interdição do Sr. MARCONDES. Que viria ele dar de útil à Diretoria Executiva? Iria se retratar? Não sei mesmo se o CARRARO não é “pau mandado” para provocar uma situação de constrangimento para o presidente numa reunião de Diretoria. No final, consigo neutralizar a pretensão do CARRARO, pois há outros meios para combater o ROMEU, sem expor o presidente.
Outro problema muito delicado para a Sociedade é a situação financeira perante a SECRETARIA DA CULTURA. O Cel. RENALDO ainda não conseguiu estabelecer um vínculo saudável com aquela secretaria de Estado e o MMDC passa por momentos terríveis. O Sr. MARCONDES irá mandar uma carta para o Cel. RENALDO expor as tratativas que vem fazendo com a CULTURA com respeito aos ofícios que recebemos na última sexta–feira, dia 1º de novembro.
Em casa, procura-me o ALEXANDRE, filho do Sr. LUIZ e dona JACIRA, que quer minha ajuda para identificar o proprietário de um FIAT, bem como seu endereço, dono de uma casa de comércio, onde o ALEXANDRE foi empregado e deixou de receber seu ordenado.
Recebo um telefonema do Sr. MARCONDES, desconfiado da insistência do CARRARO em querer trazer o ROMEU CICCONE para uma reunião de DIRETORIA EXECUTIVA.

Cerca de oitenta amigos e fãs de RAY CONNIFF, morto em outubro, celebraram na igreja de Nossa Senhora do BRASIL, nos JARDINS, uma missa em memória aos oitenta e seis anos que o maestro completaria hoje se estivesse vivo. A homenagem foi organizada pelo produtor musical MANOEL POLADIAN e sua mulher, ELIZABETH, e pela ABRIL MUSIC, gravadora de CONNIFF no BRASIL. A principal presença foi de TAMARA CONNIFF, filha do maestro, que saiu de LOS ANGELES especialmente para o evento.
 
O PALMEIRAS conseguiu vencer a primeira partida fora de casa no CAMPEONATO BRASILEIRO, ao bater o FLUMINENSE por 3 a 0, no MARACANÃ, e ficou mais longe do rebaixamento. Com a vitória, o time do técnico LEVIR CULPI pulou da 24ª para a 20ª posição. No MORUMBI, o SÃO PAULO venceu o VASCO por 5 a 3 e segue na liderança isolada do certame. Outros resultados: ATLÉTICO PARANAENSE 2 x PAYSANDU 1; VITÓRIA 3 x GUARANI 1; FIGUEIRENSE 0 x GRÊMIO 2 ; GAMA 2 x CRUZEIRO 3; SÃO CAETANO 1 x INTERNACIONAL 1.

A apresentadora LILIANE VENTURA, de 32 anos, foi assaltada no final da tarde na esquina das ruas HENRIQUE CHAMMA e PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK, no ITAIM BIBI, zona sul da cidade. A apresentadora estava em um AUDI PRETO quando foi abordada pelo ladrão. Ele trocou tiros com PMs e morreu no Hospital do Servidor Público Estadual. Armado com um revólver 38, o assaltante EVANDRO DE JESUS FONSECA levou o celular e o relógio de LILIANE. Policiais da ROCAM, que iam para o jogo SÃO PAULO X VASCO, flagraram o assalto. EVANDRO atirou nos PMs, mas acabou sendo baleado e morto. LILIANE é apresentadora do programa de debates sobre segurança pública “PAUTA LIVRE”, da REDE MULHER.

AMEAÇADA pela UNESCO de perder o título de patrimônio histórico por causa de problemas como construções em áreas proibidas e trânsito pesado na cidade, OURO PRETO sofreu mais um golpe hoje. Um caminhão destruiu um monumento de 300 anos; o chafariz da MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. Os fragmentos estão sendo numerados e fotografados, para uma tentativa de reconstruir o monumento.
             
A atriz WINONA RYDER foi considerada culpada hoje das acusações de roubo, depois do julgamento que durou seis dias. Um júri formado por seis homens e seis mulheres condenou a atriz, de 31 anos, por deixar a loja SAKS FIFTH AVENUE, em BEVERLY HILLS, com cerca de cinco mil e quinhentos dólares em itens que incluíam bolsas, casacos e meias escondidos em sacolas de compras e em seu próprio corpo, em dezembro do ano passado. O juiz dará a sentença apenas em 6 de dezembro. Pode pegar até três anos de prisão quando for sentenciada.

Um avião bimotor de passageiros, da LUXAIR, caiu hoje em meio a um denso nevoeiro, quando se preparava para aterrissar, a cinco quilômetros do aeroporto da Cidade de LUXEMBURGO. Morreram vinte das vinte e duas pessoas a bordo, a maioria empresários alemães, que viajavam a negócios. Seguiram-se momentos dramáticos em que equipes de socorro resgataram sobreviventes seriamente feridos.
           
INCENDIADO um vagão–dormitório de um trem expresso alemão que seguia de PARIS para VIENA. Doze pessoas morreram asfixiadas e nove ficaram feridas. Todos os mortos eram estrangeiros. Uma das hipóteses é que tenha havido curto–circuito no sistema de aquecimento do trem.

IDENTIFICADO o corpo de um bebê de treze meses morto no naufrágio do TITANIC, em 1912. Graças a um exame de DNA, comprovou-se que a criança era o finlandês ELNO VILJAMI PANULA. A mãe e quatro irmãos também morreram no acidente. A descoberta foi possível graças à comparação entre o DNA da criança e o de sua prima MAGDA SCHLEIFER, de 68 anos. Em HALIFAX, no CANADÁ.

LIBERTADO o ex–chefe do cartel de CALLI – GILBERTO RODRIGUEZ OREJUELA, de 59 anos. Ele foi preso em 1995 e condenado a 15 anos, mas recebeu benefícios jurídicos por bom comportamento. A juíza LUZ MONCADA, que concedeu a liberdade, será investigada. Da prisão de CÓMBITA, na COLÔMBIA.

6 DE NOVEMBRO DE 2003  :  -   QUINTA-FEIRA
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVE DE JULHO – UNINOVE, convida V. Exa. para o evento “A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932”, do curso de DIREITO.
Na ocasião também será lançado o livro “O UNIVERSO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32”, publicação científica do Centro Universitário NOVE DE JULHO.
Dias 06 e 07 de novembro de 2003
19 h às 23 h
Memorial da América Latina
Salão Simon Bolivar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Portões 12/13 – Barra Funda
                                           CARLOS EDUARDO DE ABREU BOUCAULT
                                            Diretor do Departamento de Ciências Jurídicas

Numa reunião tensa se discute os 34 atentados em todo o Estado contra a polícia, por facções criminosas do PCC. Apesar de o Governo afirmar que o PCC está controlado, os atentados contra delegacias, postos policiais e bases comunitárias da PM continuam a ocorrer. Os policiais estão em alerta. Ontem, às 22:30 horas, dois homens foram presos quando passavam em frente à sede da 8ª Companhia do 29º BPMM, na avenida COROA DE FRADE, em ITAQUERA. Policiais fizeram sinal para um ESCORT vermelho parar, mas o carro foi acelerado. Os PMs foram atrás e prenderam ALEXANDRE SANCHES, de 27 anos, e GILMAR DE FREITAS DO NASCIMENTO, 23. Ambos eram foragidos de presídios. No mesmo horário, também na zona leste, bandidos atiraram contra a residência de PMs na VILA BANCÁRIA, região de SAPOPEMBA. A policial FLÁVIA NUNES foi ferida por um tiro enquanto amamentava a filha. Logo depois, à meia-noite, um carro da 4ª Companhia do 9º BPMM foi perfurado a tiros na rua MANUEL AQUILINO, no jardim ELIZA MARIA, zona norte. A viatura foi ao local para apoiar PMs que haviam sido solicitados para atender um caso de briga de casal na favela. O carro foi alvejado por tiros de espingarda calibre 12 e fuzil 566, entre outras armas. A polícia suspeita de emboscada, pois o carro foi cercado por quinze bandidos. Hoje pela manhã, às 8 horas, uma bomba foi jogada na base da GUARDA CIVIL, em ITAQUERA. Na rua Cantareira, em GUARULHOS, uma banana de dinamite foi encontrada às 10:30 horas embaixo de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal. Ontem uma banana de dinamite foi arremessada contra a Delegacia Seccional de ITAPETININGA, região de SOROCABA. Dois carros e os vidros das janelas da delegacia foram destruídos pela explosão. Em SÃO MIGUEL ARCANJO, a 40 km de ITAPETININGA, às 23 horas de ontem, rapazes jogaram um coquetel-Molotov no pátio do 7º Pelotão da PM. Não houve explosão. Já nessa madrugada, à 1:30 hora, dois homens atiraram contra o Presídio SÃO BERNARDO, em CAMPINAS.
Conversando com PMs, na PRAÇA DA SÉ, posso notar que todos estão tensos com essa situação que demonstra a fraqueza da organização policial no Estado. Fruto de uma desmoralização da polícia, ao longo dos anos, mal remunerada e espezinhada pelo Governo, houve um tremendo relaxamento no combate à criminalidade, principalmente por causa da corrupção que grassa em todos os segmentos da sociedade, tanto no Executivo, como no Legislativo e também no Judiciário. Agora, o crime organizado enfrenta a polícia de maneira descarada, causando pavor em todos. O Governo tem necessidade de rever essa situação delicada.
Saindo do MMDS, depois das 14 horas, vou encontrar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC naquela situação de insolvência. O tesoureiro não dá as caras e o presidente, retornando de uma viagem a ARAÇATUBA, está às cegas, procurando uma saída honrosa para cobrir um déficit de quase mil reais no BANESPA e com contas para pagar a funcionários. O CORONEL MENDES continua no TOCANTINS, completamente alheio a toda essa melindrosa situação. Recebo a visita do tenente NILDO que vem resolver um problema financeiro comigo. Depois, passo algum tempo com o Coronel CARBAIA, antes de ir para o MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA.
O lado bom é o empenho de instituições que acreditam no movimento constitucionalista de 32 e fazem seus trabalhos paralelos. O CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVE DE JULHO – UNINOVE – ousou desenvolver o projeto “A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932”, um exercício de pesquisa envolvendo a quase totalidade dos alunos do Curso de Direito. O objetivo foi o de despertar o interesse pela cultura brasileira e pelas raízes da reflexão jurídica tomando como ponto de partida um tema de elevado significado para a história de SÃO PAULO e do BRASIL e também para o desenvolvimento das instituições. Durante seis meses, 1.796 alunos, divididos em grupos elaboraram projetos, desenvolveram pesquisa e redigiram textos, enfocando questões econômicas, políticas, militares e jurídicas das quatro primeiras décadas da República brasileira, sob a orientação de vinte professores. O resultado foi um conjunto de trabalhos com significativo grau de profundidade. Alguns foram selecionados e transformados em artigos para compor a obra “O UNIVERSO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932”. Por volta das 19 horas, estou chegando no Memorial da América Latina. Sou recepcionado por pessoas vestidas a caráter, como se estivéssemos em 32. Músicas dessa época e projeções de cenas da revolução dão um cenário perfeito para a noite que iremos viver nesta quinta-feira. Aos poucos, vou conhecendo os professores da UNINOVE, apresentados pelo MARCELO SUANO ou pelo SÉRGIO, ou pelo professor MIGUEL. O professor e historiador HERNÂNI DONATO, o desembargador e também historiador EMERIC LÉVAY, chegam para abrilhantar o evento. Reunimo-nos numa sala e ali aguardamos o início da programação. Há um atraso compreensível, porque os alunos estão vindo das diversas áreas de SÃO PAULO e o trânsito não ajuda a locomoção até a BARRA FUNDA.
É composta a mesa de trabalhos e o professor CARLOS EDUARDO DE ABREU BOUCAULT abre as exposições com o tema SÃO PAULO e a REVOLUÇÃO DE 32. Quando chega a minha vez de falar, reporto-me à pesquisa levada a efeito durante todo esse ano, por dezenas de alunos que procuraram a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, esmiuçando o episódio de 32 de todas as maneiras: jurídica, militar, social, econômica, com o envolvimento de toda a sociedade, quer de crianças, mulheres e de homens sem distinção de raça, credo ou partido. A “explosão” que envolveu SÃO PAULO é inigualável em todos os movimentos armados que conheço. Naturalmente que tenho de enfatizar o trabalho prodigioso da UNINOVE, coroando-se hoje com essa solenidade empolgante. O desembargador EMERIC LÉVAY desenvolve uma palestra tranqüila, coerente, falando sobre o aspecto nobre da revolução. Já o professor e historiador HERNÂNI DONATO, que escreveu dois livros sobre a EPOPÉIA DE 32, trouxe para os nossos dias o que aconteceu há 71 anos. Enaltece a Sociedade Veteranos de 32-MMDC na sua luta pela restauração do Movimento Constitucionalista e pede o apoio da UNINOVE para a conservação do nosso acervo. O professor SÉRGIO SOEIRO DA SILVA fala sobre o envolvimento acadêmico e o desenvolvimento do projeto. O professor MARCELO JOSÉ FERRAZ SUANO explica o envolvimento acadêmico e a importância de se estudar 1932, o que o levou ao projeto que agora chega ao seu apogeu. Ainda ouvimos o professor JOSÉ RUBENS LIMA JARDILINO falar sobre a importância da pesquisa científica para a formação acadêmica.
Com a apresentação magnífica de um casal de tenores, cantando músicas italianas, vai se encerrar essa solenidade. Estamos para deixar o palco quando somos procurados pelo Cel ARY CANAVÓ, tenente HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS e LUIZ SÉRGIO CARRARO. Conversamos com os presentes e depois, acompanhado do tenente HÉLIO e do advogado CARRARO, vamos para o metrô. Viajamos juntos até a SÉ. Ali, o CARRARO vai para a linha JABAQUARA enquanto o tenente HÉLIO e eu baldeamos para a linha TUCURUVI. Viajando no EXPRESSO COCAIA, vou chegar em casa depois das 23 horas.

DIMBA também é recordista na artilharia do CAMPEONATO BRASILEIRO. O centroavante do GOIÁS fez mais dois, nos 4 a 1 de hoje sobre o ATLÉTICO PARANAENSE, no SERRA DOURADA. Foi a 29 gols e igualou marca obtida por EDMUNDO, em 1997, em seu segunda passagem pelo VASCO. Ele pode melhorar a façanha, pois ainda faltam cinco jogos para o encerramento da competição. LUÍS FABIANO, do SÃO PAULO, está com 28, e RENALDO, do PARANÁ, tem 26.

Um caminhão com 50 kg de dinamite foi roubado em ITAPEVA, no oeste do Estado, a 270 km da Capital, na segunda-feira, dia 3. A Secretaria de Segurança Pública confirmou o roubo. A polícia teme atentados com mais violência. As blitzes na Capital e região metropolitana foram intensificadas. Até hoje 21 suspeitos pelos ataques contra bases policiais tinham sido presos.

Mais dois bebês, dos quíntuplos que nasceram há uma semana em JACAREÍ, no VALE DO PARAÍBA, morreram entre a noite de ontem e a manhã de hoje. Dos cinco, um morreu logo após o parto e dois permanecem em estado grave, internados na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital SÃO FRANCISCO, em JACAREÍ. A mãe, GRAZIELLE CRISTINE DE OLIVEIRA, de 19 anos, teve alta no dia 3 de novembro. Os bebês nasceram com apenas 24 semanas de gestação, com baixo peso e ainda não tinham todos os órgãos formados. A causa da morte foi a alta prematuridade.

CONDENADO ao pagamento de indenização por danos morais por manter em sua fazenda trabalhadores em regime de escravidão o deputado federal INOCÊNCIO DE OLIVEIRA. Em 2002, o Ministério Público do Trabalho descobriu que 53 pessoas trabalhavam na fazenda CARAÍBAS, em GONÇALVES DIAS, no MARANHÃO, sem água nem alimentação adequadas e sob proibição de deixar o local, entre outras irregularidades. O deputado, que ainda pode recorrer da sentença, também foi condenado a registrar os trabalhadores em carteira. Cada um será indenizado em dez mil reais. Em BARRA DO CORDA, no MARANHÃO.

Em discurso que fez no jantar que lhe ofereceu o presidente da NAMÍBIA, SAM NUJOMA, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, anunciou hoje que o BRASIL está “construindo pontes sobre o Atlântico” e o BRASIL, entre outras propostas, ajudará aquele País a fazer um levantamento de seus recursos minerais, para organizar sua produção e exportação. O trabalho pode abrir caminho para que empresas brasileiras explorem esses recursos, que incluem diamante, ouro, cobre, chumbo e zinco. O jantar em sua homenagem foi na STATE HOUSE, a residência oficial do presidente.

Melhorou o estado de saúde de PAULO AUTRAN, internado ontem na UTI do hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. O ator deu entrada no hospital inconsciente e chegou a ficar em coma. “Ele já saiu do coma e está fora de perigo”, disse sua irmã MARTHA AUTRAN. AUTRAN sofreu um desmaio, seguido de vômito, que foi aspirado. Ele apresentava um quadro de “depressão respiratória” por “broncoaspiração de líquido gástrico”. Mas ontem à noite já havia recuperado a consciência.  Só não está fora da UTI a pedido de KARIN RODRIGUES, atriz, companheira do ator. E ela está certa. Fora da UTI ele receberia muitas visitas, iria de emocionar demais, disse a irmã.

DENUNCIADO MÁRCIO RICARDO BACCHI, acusado de planejar o assalto que terminou com a morte do empresário JOSÉ NELSON SCHINCARIOL, em agosto. Em SOROCABA.

LEILOADO por vinte e cinco milhões de dólares A VILA EM ATERSE, quadro do austríaco GUSTAV KLIMT. Pela casa de leilões SOTHEBY´S, em NOVA YORK.

O príncipe FELIPE DE BORBÓN, herdeiro da coroa espanhola, e a jornalista LETIZIA ORTIZ ROCASOLANO oficializaram o noivado, hoje, no Palácio da ZARZUELA, residência dos reis, nos arredores de MADRI. A rainha SOFIA e o rei JUAN CARLOS participaram da cerimônia, ao lado das princesas ELENA e CRISTINA e seus maridos, além dos pais e das irmãs da noiva. O casamento do terceiro e único filho homem dos reis espanhóis está previsto para o segundo semestre do ano que vem na Catedral de LA ALMUDENA, em MADRI.
  
2 004  :  -   SÁBADO
Na PINACOTECA DO ESTADO, a EDITORA GLOBO promove o evento MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE OSWALD DE ANDRADE – na ocasião, com direito a palestra do crítico ANTÔNIO CÂNDIDO, a editora lança o clássico MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR e um livro de crônicas, FEIRA DAS SEXTAS. Esse livro de crônicas reúne 24 textos escritos entre maio de 1943 e dezembro de 1945, inéditos em livro. São crônicas que refletem o momento, ESTADO NOVO, SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, e, ainda, o momento pessoal oswaldiano, então vinculado ao Partido Comunista do Brasil. Na crônica inicial, “A DIGNIDADE DO ESCRITOR”, escrito em defesa de ÉRICO VERÍSSIMO, que sofria um processo em PORTO ALEGRE, OSWALD faz uma profissão de fé: “A verdade é que missão altíssima se reservam os escritores e artistas que dissecam bravamente os erros e os crimes de uma sociedade em decadência, apontando para ela caminhos melhores e dias mais claros. MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR traz prefácio de MÁRIO DE ANDRADE e apresentação de HAROLDO DE CAMPOS. Quando de sua publicação, em 1924, após nove anos de “gestação”, nem mesmo os modernistas o compreenderam. Era ousado demais. MÁRIO o definiu “a mais alegre das destruições” e CÂNDIDO observou que o livro, composto de 163 fragmentos, numerados e intitulados, inaugura o uso da técnica cinematográfica no romance brasileiro. Da infância aos 35 anos, OSWALD narra a vida de JOÃO MIRAMAR (ele mesmo).
   
O Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, pela sua Presidente Professora Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, tem a honra de convidar Vossa Excelência e digníssima família para a Comemoração Oficial dos seus 110 anos de fundação, a realizar-se no dia 6 de novembro de 2004, às 16 horas, em sua sede, à Rua BENJAMIN CONSTANT, 158, 1º andar.
                                                 PROGRAMA
                             HINO NACIONAL BRASILEIRO
                          Banda da Guarda Civil Metropolitana
                                                  ABERTURA
                       NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS
                                          PRONUNCIAMENTO
                                           HERNÂNI DONATO
                                            SESSÃO MUSICAL
                                       “MILAGRE PAULISTA”
       MALCOLM FOREST, MÁRIO ALBANESE, PAULO BOMFIM
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO CORAL DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA, sob regência da Inspetora LÍDIA GOUVEIA.

LANÇAMENTO DO CARIMBO COMEMORATIVO DOS 110 ANOS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO.

Na oportunidade será realizada a Inauguração da Exposição “TRIBUTO A SÃO PAULO”, da artista plástica CRISTIANE CARBONE.

Você já se sentiu como alguém que não se lembra de nada, nem o seu nome? Pois foi assim que passei nesta noite, num dos pesadelos mais tenebrosos que tenho notícia. Num certo dia, acordei numa casa estranha, sem lembrar do que eu era, mas conhecido de todos daquela casa. Um deles me chamava de coronel e que eu estaria a serviço daquela família, numa elucidação de um caso. Mas que fazer se nada passava pela minha cabeça do que eu era, sem que algum fato pudesse lembrar alguma coisa. Esse drama durou algumas horas, até eu acordar, lá pelas 10 horas. Isso me deixa de mau humor, sem ânimo para nada. Apenas com o transcorrer das horas, neste sábado pesado, vou recuperando as energias, mas não a ponto de sair à tarde e ir ao Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, como pretendia.

Na biblioteca, vou relatando em minhas memórias os principais fatos da cidade de SÃO PAULO, da política atual e do que se passa de mais importante no mundo, como a agonia de YASSER ARAFAT.     


Com um gol de PEDRINHO, o PALMEIRAS bateu neste sábado o PAYSANDU, por 1 a 0, no PARQUE ANTÁRTICA. Agora o VERDÃO soma 71 pontos, um a menos do que os líderes SANTOS e ATLÉTICO PARANAENSE. Outros resultados: FLAMENGO 1 x GUARANI 0; PARANÁ 1 x GRÊMIO 0; GOIÁS 1 x ATLÉTICO MINEIRO 0.

O ginasta brasileiro DIEGO HYPÓLITO deixou claro hoje que está em grande fase. Participando da etapa da COPA DO MUNDO de Ginástica, em GHENT, na BÉLGICA, conquistou o seu quarto ouro consecutivo. Depois de vencer as etapas do BRASIL, CHILE e GLASGOW, DIEGO deu mais um show ao tirar 9,739 pontos no solo. Sua irmã, DANIELE também subiu no pódio, ficando com o bronze nas barras paralelas.

Várias pessoas que foram ver o TIM FESTIVAL na madrugada de hoje em SÃO PAULO foram vítimas de um “arrastão” e tiveram os celulares e câmeras digitais roubados. A ação dos ladrões, que não foram identificados pela polícia, ocorreu durante as apresentações dos grupos SOULWAX e CANSEI DE SER SEXY – o último show teve a presença do roqueiro SUPLA. Naquele momento, já haviam terminado as apresentações em outros palcos.

O corpo de ELINE RAMOS DE OLIVEIRA, 18 anos, morta ontem, foi enterrado hoje em FARTURA, a 357 km de SÃO PAULO. No último domingo, dia 31 de outubro, a menina saiu de lá, onde morava com os pais, e se hospedou no apartamento do médico cardiologista GORGÔNIO JOSÉ DA ENCARNAÇÃO, 55 anos, no CAMPO BELO. Ontem, passou mal e, levada para o hospital, morreu minutos depois. Há suspeitas de que ela teve uma overdose de antidepressivos, receitados pelo médico um dia antes. O advogado da família de ELINE, MUNIR JORGE JÚNIOR, disse que ela saiu carregada do prédio e pretende encontrar o taxista que a levou ao hospital para que ele testemunhe sobre o fato.

Calado e cabisbaixo. Foi assim que o cantor MARCELO PIRES VIEIRA, o BELO, se comportou hoje no xadrez 19 da carceragem da POLINTER, na zona Portuária do RIO. Ele divide o espaço com presos acusados de crimes menores, como não pagamento de pensão alimentícia, furto e receptação. Durante a madrugada, a mulher do pagodeiro, a modelo VIVIANE ARAÚJO, esteve na unidade. Ela não chegou a ver o marido, apenas deixou algumas roupas para ele. CÉSAR FERRARO, seu advogado, foi à POLINTER. Como as visitas são suspensas durante o fim de semana, ele não conseguiu conversar com seu cliente. Mesmo com as turbulências na vida pessoal, o cantor romântico BELO sempre manteve seus discos no topo da lista dos mais vendidos, superando a crise no mercado fonográfico. Com 12 anos de carreira, o cantor tem sete CDs lançados, três com seu antigo grupo de pagode, o SOWETO – que venderam, juntos, três milhões de cópias – e mais quatro em carreira solo, que já somam um milhão de cópias vendidas.

O motivo da visita era a reunião do GRUPO DO RIO, encontro de chefes de Estado da AMÉRICA LATINA, mas as obrigações diplomáticas não impediram os participantes de se divertir na capital fluminense. Após o encerramento dos quatro dias da cúpula, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ao lado da primeira-dama MARISA LETÍCIA, foi à quadra da escola de samba PORTELA. Com um chapéu típico da velha guarda portelense, ele chegou a ensaiar passos de samba ao lado da mulata GLOBELEZA, VALÉRIA VALENSSA. Já o venezuelano HUGO CHÁVEZ chamou atenção ao sair, de short e bandana, para caminhar na praia de COPACABANA, e reclamar da quantidade de lixo que encontrou na areia.
  
O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, telefonou para o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que estava em SÃO PAULO, agradecendo a nota de congratulações pela vitória nas eleições presidenciais americanas, na semana passada. Os chefes de Estado também conversaram sobre a importância de os dois países continuarem os esforços para manter boas relações.

A explosão de quatro carros-bomba e uma investida de rebeldes contra postos policiais deixaram 37 mortos e pelo menos 62 feridos na cidade sunita de SAMARRA, ao norte de BAGDÁ. Sete dos mortos e 40 dos feridos eram policiais. A ofensiva coincidiu com o agravamento das ações militares dos EUA em FALLUJAH, principal reduto dos rebeldes iraquianos contra a ocupação americana. No início de outubro, 10 mil soldados das forças de ocupação, lideradas pelos americanos, invadiram a cidade na tentativa de conter os insurgentes, que tentam boicotar a realização das eleições gerais no IRAQUE, marcadas para 27 de janeiro.

O primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina, AHMED QOREI, reuniu-se hoje com chefes de segurança e líderes de 13 facções islâmicas. O encontro, bastante incomum, terminou com o histórico primeiro acordo entre os diversos grupos, que divergem politicamente. As facções decidiram não se enfrentar com armas, como estabelece um dos pontos do “plano de segurança”, assinado hoje em GAZA na ausência do presidente da ANP, YASSER ARAFAT, internado em coma num hospital militar na FRANÇA. Enquanto isso, a condição médica do líder palestino não mudou desde o dia em que entrou em coma. Dezenas de árabes franceses fizeram uma vigília em frente ao hospital onde YASSER ARAFAT está internado e oraram pela sua recuperação.

O escritor espanhol JAVIER DELICADO PUCHE, um dos mais importantes poetas de seu país, morreu aos 100 anos, no sábado, em YECLA, onde residia. Por ocasião de seu aniversário de 100 anos no dia 3 de março, ele havia recebido uma homenagem de diversos artistas. PUCHE escreveu cerca de 5 mil sonetos, que recompilou em livros como CARTAS POÉTICAS  e SÁTIRAS E LÍRIOS.

O DIÁRIO OFICIAL deste sábado publica a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS, do CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS (CDP). Nasceu em 5 de março de 1955. Entrou para a PMESP em 2 de fevereiro de 1976. Declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1982; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 25 de agosto de 1997; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2003.

ASSISTO “CAÇADORES DE PERIGO”, na GLOBO. Filme de 1997, dirigido por GEORGE ERSCHBAMER, com MICHAEL DUDIKOFF, LISA HOWARD e TONY CURTIS. DIDIKOFF, que também faz o gênero bate e arrebenta, desempenha o papel de um mercenário que se une a uma bela mulher para capturar famoso ladrão de jóias.

A GLOBO apresenta, mais tarde, AS BRUXAS DE SALEM, de 1996, direção de NICHOLAS HYTNER, com DANIEL DAY-LEWIS, WINONA RYDER, JOAN ALLEN, PAUL SCOFIELD, BRUCE DAVISON. Nos anos 1950, o dramaturgo ARTHUR MILLER apropriou-se de uma história real – os processos de SALEM, no século XVII – para construir uma poderosa metáfora do macarthismo. Na história, cidadezinha de NOVA INGLATERRA é abalada pelas denúncias de uma garota apaixonada por pastor religioso e que quer se vingar da mulher dele. A versão francesa de 1956, com direção de RAYMOND ROULEAU e adaptação assinada por  JEAN-PAUL SARTRE, reúne o casal YVES MONTAND-SIMONE SIGNORET. Aqui, o próprio MILLER assina o roteiro, o que não impede o filme de parecer, por um lado, datado, e de outro, histérico na abordagem do sexo e da bruxaria.

2 005  :  -   DOMINGO
LUCINDA está tossindo muito neste domingo. Ela está resfriada a alguns dias, mas passou uma péssima noite, atormentada pela tosse. Dedico o dia aos meus arquivos, principalmente imprimindo as páginas de minhas memórias referentes a semana que passou. Na tarde, o IAGO alegra a casa e o PAULO CÉSAR, como bom corintiano, vibra com a vitória do TIMÃO sobre o SANTOS. Com três gols de TEVEZ, dois de NILMAR, um de ROSINEI e um de MARCELO MATTOS, o CORINTHIANS goleou o SANTOS por 7 a 1. No PACAEMBU, e a cinco rodadas do final do CAMPEONATO BRASILEIRO, o TIMÃO mantém seis pontos de vantagem sobre INTERNACIONAL e FLUMINENSE, que também venceram seus jogos. Resultados deste domingo: ATLÉTICO PR 4 x PALMEIRAS 0; INTERNACIONAL 2 x PONTE PRETA 1; SÃO CAETANO 1 x VASCO 2; FLAMENGO 3 x BOTAFOGO 1; FLUMINENSE 2 x FIGUEIRENSE 0; PARANÁ 2 x PAYSANDU 0; ATLÉTICO MINEIRO 1 x GOIÁS 2; BRASILIENSE 1 x CORITIBA 1.

Terminou em tragédia, hoje, mais um confronto entre torcidas organizadas de futebol. O soldado do Exército RAFIK TAVARES DA SILVA CÂNDIDO, de 20 anos, morreu a golpes de foice num distúrbio entre torcedores do FLAMENGO e BOTAFOGO, na altura de PIRAÍ, interior do Estado do RIO DE JANEIRO. Os dois clubes jogaram hoje, em VOLTA REDONDA, e o FLAMENGO venceu por 3 a 1. Mas, após a partida, grupos rivais de torcedores se enfrentaram na VIA DUTRA. RAFIK estava com a camisa do BOTAFOGO. Ele e outros colegas não conseguiram chegar a tempo, em VOLTA REDONDA, para ver o jogo. O mesmo ocorreu com torcedores do FLAMENGO. Muitos deles preferiram ficar em bares próximos ao estádio. Minutos antes, os rivais já haviam se hostilizado nas imediações do pedágio da PIRAÍ. Foi preciso que a Polícia Militar e a segurança particular da rodovia interviessem, para que não houvesse nada mais grave. Mas ainda assim alguns torcedores apedrejaram os ônibus dos rivais, estilhaçando vidros. Em novas provocações, após o jogo, começou nova pancadaria. RAFIK, filho de um policial militar, morreu a golpes de foice, que teriam sido desferidos por um torcedor do FLAMENGO. Houve outros feridos, de ambos os lados. Muitos dos envolvidos no tumulto acabaram detidos pela Polícia Militar e levados para o 94 º Distrito Policial, em PIRAÍ.

Foi a chegada mais apertada da história da MARATONA DE NOVA YORK, apenas um segundo separou o campeão do segundo colocado. Recordista mundial da distância, o queniano PAUL TERGAT venceu os 42 km e 195 metros em 2horas09minutos30. TERGAT, de 36 anos, derrotou o campeão do ano passado, o sul-africano HENDRICK RAMAALA, mas apenas nos últimos metros, na linha de chegada do CENTRAL PARK, em MANHATTAN. RAMAALA desabou após cruzar a linha de chegada. O norte-americano MEB KEFLEZIGHI, medalha de prata na Olimpíada de ATENAS, foi o terceiro.  JELENA PROKOPCUKA, da LETÔNIA, foi a vencedora da prova feminina. 

Numa visita marcada por discursos que ressaltaram a amizade entre os dois países, o presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, disse que seu país atribui grande importância ao BRASIL na promoção da democracia e do desenvolvimento da AMÉRICA LATINA. Em referência velada ao presidente venezuelano HUGO CHÁVEZ e ao argentino NÉSTOR KIRCHNER, BUSH disse que o BRASIL oferece uma visão de esperança fundada na democracia e na integração mundial. Recebido por LULA e pela primeira-dama na GRANJA DO TORTO, BUSH admitiu que a conversa com LULA não produziu avanço sobre a criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Cerca de 200 manifestantes esperavam o casal BUSH em frente da entrada do TORTO e, para evitar o protesto, a comitiva presidencial entrou por um dos portões laterais.

A convenção estadual do PSDB em SÃO PAULO serviu hoje para exibir as armas e o aguerrimento do partido para as eleições do ano que vem. As armas foram as principais estrelas do evento – os dois pré-candidatos à Presidência da República, o governador GERALDO ALCKMIN e o prefeito JOSÉ SERRA, e os posicionamentos para a campanha, com duras críticas ao governo federal. ALCKMIN chegou a afirmar que o PT inaugurou as Parcerias Público – Privadas (PPPs) no BRASIL: “É o valerioduto”, ironizou.
O tom mais elevado partiu da deputada ZULAIÊ COBRA. Num discurso que empolgou a convenção, ela pediu “cadeia” para o PT e o deputado JOSÉ DIRCEU: “Lugar de bandido é na cadeia”, disse, terminando por chamar LULA de “chefe da quadrilha”. O vereador JOSÉ ANÍBAL, pré-candidato ao governo paulista, disse que o nome da crise é “o maldito modo petista de governar”.

Três desconhecidos dispararam tiros, hoje de madrugada, contra cinco homens que dormiam sob o Viaduto ARAPUÃ, no bairro do JABAQUARA. Uma das vítimas morreu e quatro ficaram feridas. Segundo a polícia, todos os baleados – dois eram moradores de rua e três freqüentavam o ponto – eram usuários de drogas e deviam dinheiro a traficantes.

O skatista SANDRO DIAS, o “MINEIRINHO”, viveu neste domingo a felicidade de conquistar em casa, o tricampeonato mundial do esporte. Ele ficou em terceiro lugar na última etapa da CRAIL WORLD CUP, realizada no Ginásio do IBIRAPUERA, em SÃO PAULO, e garantiu o título. O vencedor da competição foi BOB BURNQUIST, seguido por RODRIGO MENEZES, mas a festa foi toda do mineirinho voador.

O presidente JACQUES CHIRAC optou pela linha dura no combate aos distúrbios que agitam a FRANÇA. “A prioridade absoluta é o restabelecimento da segurança e da ordem pública”, anunciou o presidente, hoje, depois de dez dias de silêncio. Em GRIGNY, sul de PARIS, 30 policiais foram feridos, com tiros e pedradas. Dois estão em estado grave.

Com ventos de 254 km/h, um tornado matou 23 pessoas e deixou outras 200 feridas ao passar, na madrugada deste domingo, por cidades dos Estados de INDIANA e de KENTUCKY, nos EUA, surpreendendo os habitantes enquanto dormiam. O tornado destruiu principalmente uma área onde famílias dormiam em trailers em EVANSVILLE, INDIANA, onde 17 pessoas morreram, entre elas uma mulher grávida de 8 meses, o filho e o marido.

DIVULGADAS as imagens do que pode ser a igreja cristã mais antiga da TERRA SANTA. Uma escavação revelou, duas semanas atrás, um grande mosaico, com inscrições em grego referentes a JESUS CRISTO, sob as ruínas de uma estrutura bizantina. Os arqueólogos israelenses acreditam que o mosaico data do século III. Em JERUSALÉM.

Assisto no HBO a comédia “ALGUÉM TEM QUE CEDER”, filme de 2003, com NANCY MEYERS, JACK NICHOLSON, DIANE KEATON, KEANU REEVES. Após um infarto, homem maduro e conquistador que sempre gostou de mulheres mais jovens é obrigado a passar uns dias junto da bem-sucedida e neurótica mãe de sua mais nova conquista. Aí acontece a química do amor e os encontros e desencontros dos dois são a tônica dessa comédia.

2 006    :     -     SEGUNDA-FEIRA 
Levanto cedo nesta segunda-feira. Tenho de pensar agora nas comemorações do jubileu de diamante da Revolução de 1932, começando a expedir os certificados de credenciamento de pessoas de outros Estados que irão fazer parte da Comissão Nacional dos 75 anos do Movimento Constitucionalista de 1932. O primeiro certificado já está pronto e deverá ser encaminhado esta semana para ALICE DEFREYN, arquiteta, de CURITIBA, PARANÁ. Ela já tomou conhecimento de que será a nossa “embaixatriz” no PARANÁ e alguma coisa já fez no sentido de divulgar essa idéia perante as autoridades locais. 
MARIO MARGARIDO ainda fala de seu comando na megaoperação “SÃO GERALDO”. Acha ele que houve sucesso. De fato, não temos nada que seja contrário ao seu desenvolvimento. Anda amolado porque seu pai, com alta taxa de diabetes, está se definhando a olhos vistos. Um comprometimento de vários órgãos do corpo leva-o a um tremendo estado de depressão e a família pouca coisa pode fazer. Piora o quadro porque a mulher dele não tem a devida paciência e as brigas são constantes. O oficial não sabe o que fazer. Apenas desabafa comigo. ARLINDO apresenta o seu relatório ao presidente da Entidade.
Na Sociedade, GINO e MENDES estão presentes. Comentamos a morte do CAPITÃO Reformado JOÃO DA SILVA FILHO, procurador do Estado aposentado e que era o diretor jurídico da AORPM. A missa de sétimo dia será amanhã, às 17 horas, na Capelania Militar “SANTO EXPEDITO”. Ele sofreu um derrame já há alguns dias, estava internado, mas não resistiu. Vamos tomar um café no restaurante ao lado e o MENDES está nervoso por causa de atos cometidos pela funcionária LUCIENE. Não há clima sereno entre os dois. Aconselho-o a não “bater boca” com ela, pois a coisa ficaria ridícula e talvez até teríamos de tomar medidas drásticas, ou seja, dispensá-la do serviço que executa no MMDC. Em seguida, ele vai a 5ª EM/PM tratar dos diplomas da Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”, que será entregue na solenidade do 74º Aniversário do Depósito de Suprimento do Exército, na LAPA, marcada para dia 10 de novembro. Mostro ao presidente GINO os relatórios de 2003 e 2004 que deveremos enviar à Prefeitura e que estão sendo preparados por mim. Não estão prontos ainda, mas a parte principal já está concluída. GINO deixa o MMDC um pouco depois das 16 horas.
Recebo um telefonema do Sr GERALDO FARIA MARCONDES. Está preocupado com cobranças que o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO lhe fez ainda com respeito a processos criados contra ele pela REGINA CELENTANO. Aos 94 anos, aconselho-o a não se preocupar com isso. Convido-o a comparecer na LAPA, no dia 10 de novembro, para desanuviar a cabeça e, ao mesmo tempo, relembrar os tempos em que foi presidente da Sociedade.
Numa tarde tranqüila, vou deixar o MMDC por volta das 17 horas. O retorno também é fácil. O único ponto desagradável é o calor que está fazendo, temperatura superior a 30 graus.   

O homem acusado de dar os tiros que mataram o juiz-corregedor da Vara de Execuções Criminais de PRESIDENTE PRUDENTE, ANTÔNIO JOSÉ MACHADO DIAS, durante uma emboscada em 14 de março de 2003, foi preso por policiais do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (DEIC). ADILSON DAGHIA, o FERRUGEM, ou DI, de 37 anos, era o último dos cinco envolvidos no crime que ainda estava em liberdade. Junto com ele foi detido o traficante JOSÉ WILSON TAVARES LOPES, o TIGRÃO, de 27 anos, apontado como porta-voz, na zona norte da Capital, da facção criminosa que domina presídios paulistas. Os dois foram presos no Cingapura da favela PANTANAL, na Rua PAPIRO DO EGITO, 506, Bloco B, SÃO MIGUEL PAULISTA.

MARCOS CAMACHO, o MARCOLA, apontado como líder do Primeiro Comando da Capital, preso no Centro de Readaptação Penitenciária de PRESIDENTE BERNARDES, no oeste do Estado, entrou hoje em greve de fome. Outros 40 detentos estariam participando do movimento junto com ele. A greve seria uma forma de protesto contra modificações feitas no presídio durante reforma recentemente concluída.

Homem mais alto do mundo, XI SHUN, de 55 anos e 2,36 m, faz visita ao BRASIL para divulgar edição do livro “GUINNESS WORLD RECORS” de 2007. Chinês vive em casa sob medida. Nascido em CHIFENG, um vilarejo na província da MONGÓLIA INTERIOR, XI vive em uma casa construída sob medida para ele. E com uma altura dessa, ele poderia ter brilhado como jogador de basquete. Vontade, pelo menos, não faltou. XI jogou na equipe do Comando Militar de SHENYANG entre 1973 e 1975, mas foi obrigado a abandonar as quadras devido a um reumatismo.

RONALDINHO GAÚCHO foi escolhido o melhor jogador do mundo na temporada 2005/2006 pela Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol. É o segundo ano que o jogador leva o troféu.

DANIEL ORTEGA, candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional – FSLN – à presidência, personagem central dos últimos anos da Guerra Fria, está voltando ao governo da NICARÁGUA, de acordo com a contagem rápida da ONG ÉTICA E TRANSPARÊNCIA. ORTEGA (que exerceu o poder no país de 1979 a 1990) obteve 38,49% dos votos na eleição de domingo, contra 29,52% do direitista EDUARDO MONTEALEGRE, banqueiro, formado em HARVAD e candidato preferido por WASHINGTON. O sandinismo, que retorna ao poder em MANÁGUA agora, no entanto, é um movimento totalmente desfigurado em relação à guerrilha que, liderada por ORTEGA, derrubou o ditador ANASTÁSIO SOMOZA, em 1979.

Milhares de pessoas fizeram fila hoje na PRAÇA VERMELHA, em MOSCOU, para depositar flores no mausoléu de VLADIMIR LÊNIN, marcando o 89 º aniversário da Revolução Russa. Ela começou em 7 de novembro de 1917, quando rebeldes bolcheviques, liderados por LEON TROTSKI e LÊNIN, tomaram o Palácio de Inverno em SÃO PETERSBURGO.

Um tribunal de MILÃO condenou hoje o egípcio RABEI OSMAN SAYED AHMED a dez anos de prisão por recrutar na ITÁLIA combatentes islâmicos que eram enviados ao IRAQUE. AHMED, de 35 anos, deverá ser extraditado para a ESPANHA por sua suposta ligação com os atentados aos trens de MADRI, em março de 2004, que deixaram 191 mortos e centenas de feridos.

Sete palestinos morreram hoje, entre eles uma mulher-bomba, no sexto dia de ofensiva militar de ISRAEL a FAIXA DE GAZA. Um soldado israelense, que participava do cerco à cidade de BEIT HANUN, em GAZA, ficou ferido no atentado suicida. O grupo militante JIHAD ISLÂMICA disse que a suicida, identificada como MIRVAT MASOUD, era um de seus membros. Um míssil israelense caiu hoje perto de um jardim de infância em JABALIYA (GAZA), matando um adolescente, ferindo gravemente uma professora, além de oito crianças. O Exército disse que o alvo do ataque aéreo era quatro militantes que tinham ido à área recolher lançadores usados para lançar foguetes contra ISRAEL. Mais de 50 pessoas morreram na ofensiva de ISRAEL.

Nesta segunda-feira, entregou-se às autoridades do condado de ORANGE, quatro dias após ser expedido mandado de prisão, o rapper SNOOP DOGG, de 35 anos, por porte ilegal de armas. Ele pode pegar três anos de prisão.

Faleceu o ensaísta, jornalista e político francês JEAN-JACQUES SERVAN-SCHREIBER, fundador da revista L´EXPRESS, lançada em 1953, num momento de intensa ebulição intelectual na FRANÇA. Suas páginas abrigaram autores como ALBERT CAMUS e FRANÇOIS MAURIAC, para não falar do indefectível JEAN-PAUL SARTRE. Em 1970, SERVAN-SCHREIBER deixou a direção do semanário para entrar na política. Bonito e sedutor, tanto que era chamado de “KENNEDY francês”, ele logo assumiu a presidência do Partido Radical, de centro. Em 1974, foi nomeado ministro das Reformas pelo então presidente VALÉRY GISCARD D´ESTAING, mas permaneceu apenas doze dias no cargo. Saiu alegando discordâncias em relação à política nuclear. SERVAN-SCHREIBER foi, ainda, um autor influente. Em 1967, propôs um pacto europeu para enfrentar a hegemonia econômica dos ESTADOS UNIDOS, no livro O DESAFIO AMERICANO, best-seller em todo o mundo. Em 1980, analisou o impacto da revolução tecnológica em O DESAFIO MUNDIAL. Ele sofria de ALZHEIMER desde meados da década de 1990. Faleceu aos 82 anos, em FÉCAMP, na FRANÇA. 

2 007     :     - TERÇA-FEIRA
INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA
Of. Nº 109/2007 GPAC
Assunto: envia ficha de proposta de concessão de condecoraçãol
Prezado Senhor
   O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, juntamente com a Sociedade Amigos da Marinha de Sorocaba, resolveram homenagear uma das mais ilustres personalidades da História Brasileira, o ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO DA MOTA E SILVA, o “pai da tecnologia nuclear brasileira”, criando uma condecoração específica e destinada a homenagear àqueles que desenvolvem trabalhos considerados de relevância, conforme os objetivos de cada uma das associações supracitadas.
   A mesma será entregue durante as festividades da Semana Aluísio de Almeida/2007, em cerimônia a ser realizada na noite do dia 06 de novembro, após a Missa “in Memoriam” de Aluísio de Almeida e do Almirante Esq. Maximiano Eduardo de Silva Fonseca (18:15 horas) na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba (Praça Coronel Fernando Prestes, s/n – Centro – Sorocaba).
    Para que isso se concretize, é fundamental, a sua aquiescência, o compromisso de seu comparecimento, e a devolução da ficha em anexo com certa urgência, pois dependemos dela para poder registrar o Diploma.
    Acreditamos que isto seja possível, assim sendo, aguardamos o privilégio de sua presença na cerimônia supracitada.
    Agradecemos pela atenção, e subscrevemo-nos com protestos de alto preço e distinta consideração.
                                                                          Atenciosamente,
                                                                            Adilson Cezar
                                                                               Presidente
Excelentíssimo Senhor
Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA

Os oficiais do MMDS tecem comentários sobre o último acidente aéreo acontecido em SÃO PAULO, onde oito pessoas morreram no domingo, sendo seis de uma mesma família. No dia 1º de novembro já haviam caído três helicópteros. Almoço com CARBAIA e outros oficiais presentes no refeitório da instituição.
Na Sociedade vamos aguardar a chegada do CORONEL MENDES a fim de irmos para SOROCABA. Nosso presidente chegou no MMDC por volta das 14 horas. Recebemos a visita do CORONEL PM Ref EDUARDO MONTEIRO, agora residindo em PIRASSUNUNGA. Acerta o pagamento semestral de suas mensalidades. Passa pela Sociedade o tesoureiro TENENTE-CORONEL PM CODELO. Faz veladas queixas da funcionária LILIAN.
MENDES vem nos buscar num carro do GRANDE ORIENTE, guiado pelo irmão THIAGO. Saímos depois das 16 horas, pegamos um trânsito ruim, mas o motorista é bom. Apenas paramos para comer “bolinhos de bacalhau”, num restaurante da entrada para ARAÇARIGUAMA – “RESTAURANTE 53”, tipicamente português, todo ornado com coisas de PORTUGAL.
Na CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA DA PONTE DE SOROCABA está acontecendo uma missa em memória de Monsenhor ALUÍSIO DE ALMEIDA e do Almirante-de-Esquadra MAXIMIANO EDUARDO DA SILVA FONSECA. Somos recepcionados pelo Professor ADILSON CÉZAR, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, bem como o CORONEL PM Res VERLANGIERI, que mora nessa cidade e foi comandante do CPI-7. Notamos as presenças do historiador ERNÂNI DONATO, acompanhado de sua família; do CORONEL PM WASHINGTON LUIZ GAIOTTO, atual Comandante do CPI-7; CORONEL PM SILVÉRIO LEMES FILHO, Sub-Cmt do CPI-7; CORONEL ÉDISON LUIZ DA ROSA e sua esposa; CAPITÃO-DE-MAR-E-GUERRA ARMANDO PEREIRA e outras pessoas que ficamos conhecendo nas vezes anteriores que estivemos em SOROCABA.
O Padre TADEU ROCHA MORAIS cede a Catedral para a entrega dos Colares: “Evocativo do Jubileu de Brilhante da Revolução Constitucionalista de 1932” – “COLAR DO ALVARENGA” – “DUQUE DE CAXIAS” – “ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO” – Medalha Comemorativa “ALUÍZIO DE ALMEIDA”.
Com a presença do CORONEL BENTO, Presidente da Academia de História Militar Terrestre, e sob a presidência do GENERAL-DE-BRIGADA JOSÉ JÚLIO DIAS BARRETO, Chefe do Estado Maior do Comando Sudeste, procede-se a entrega das honrarias. Nosso presidente, GINO STRUFFALDI, recebe a Medalha “ALUÍZIO DE ALMEIDA”, bem como o VICE-ALMIRANTE TERENILTON (por impossibilidade de sua presença, recebe a medalha um representante); GENERAL-DE-BRIGADA JOSÉ JÚLIO DIAS BARRETO; CAPITÃO-DE-MAR-E-GUERRA ARMANDO PEREIRA; CORONEL PM WASHINGTON LUIZ GAIOTTO e também um professor do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais . O MENDES e eu somos condecorados com o COLAR “ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO DA MOTA E SILVA”.
DIPLOMA
O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e a Sociedade Amigos da Marinha de Sorocaba, em reconhecimento aos relevantes serviço prestados pelo
CEL. PM MÁRIO FONSECA VENTURA
Conferem a condecoração
COLAR ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO DA MOTA E SILVA
“O pai da tecnologia nuclear brasileira”
Sorocaba (SP) 0 6 de Novembro de 2007
Seguem as assinaturas:
Comissão do IHGGS
Dr RENATO MURARO DELANHESI
Vice-Chanceler
GERMANO DE FREITAS
Chanceler
Professor ADILSON CÉZAR
Presidente do IHGGS

Comissão da Soamar Sorocaba
Professor Adm WANDER E. DE MEDEIROS
Chanceler
PAULO MARCELO M. PEIXOTO
Vice- Chanceler
Dr SANDOVAL BENEDITO HESSEL
Presidente da Soamar Sorocaba

No verso do diploma consta:
Descrição de arte do diploma
À sinistra, a efígie do patrono Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, considerado o pai da tecnologia nuclear brasileira, graças aos seus esforços no sentido de adquiri-la para o Brasil. À destra, o brasão do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, e à sinistra, o logotipo da Sociedade Amigos da Marinha de Sorocaba, instituições patrocinadoras da condecoração, cujo documento comprobatório de concessão é o presente diploma. Em vernáculo, os caracteres versais, explicitam o motivo da outorga e seu destinatário, sobrepondo ao fundo e em ponta, uma fotografia aérea do Centro Experimental Aramar da Marinha do Brasil, órgão responsável pela conquista da tecnologia de enriquecimento isotrópico do urânio. O diploma recebe a data do dia da cerimônia em que foi outorgado e as assinaturas apostas, três pelo IHGGS e três pela Soamar Sorocaba, correspondentes aos membros das comissões, e responsáveis pelo agraciamento. Todo o diploma é emoldurado por um cabo contendo nas quatro extremidades nós ornamentais, e em ponta uma âncora, reforçando o significado de que a conquista da tecnologia nuclear no Brasil, deve-se à ação da Marinha do Brasil. A criação do diploma é do Prof. Adilson Cezar, e a arte foi desenvolvida por Luciano Abreu Leal.

O TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR também recebe esse colar. O CORONEL BENTO, presidente da AHMILT entrega o Colar “DUQUE DE CAXIAS” para o Professor ADILSON CÉZAR e para o historiador ERNÂNI DONATO.
Encerrada a entrega das condecorações, somos convidados para um coquetel. Acontece que já passam das 21 horas e temos de retornar para São Paulo. Vamos nos despedindo dos presentes, entre eles ERNÂNI DONATO, Professor ADILSON CÉZAR, CORONEL PM GAIOTTO, TENENTE-CORONEL AZAMBUJA, TENENTE-CORONEL SAÚ  e muitas outras pessoas.
A viagem de retorno é tranqüila. Na estação ARMÊNIA, desço do carro. O MENDES deixou seu veículo no GRANDE ORIENTE. Ali, entregará o carro do GRANDE ORIENTE e irá levar o GINO para sua casa.

Hoje, no segundo dia das comemorações dos dez anos da GUARDA CIVIL METROPOLITANA de GUARULHOS, foi inaugurada a galeria de comandantes, na sede da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública, no centro da cidade. “É uma homenagem para cada um que passou pelo comando e ajudou a formar a GCM de hoje”, afirma o secretário municipal de Assuntos para Segurança Pública, GERALDO JÂNIO VENDRAMINI. De acordo com ele, a galeria, composta por fotos de cinco ex-comandantes e do atual, o TENENTE-CORONEL PM Res LUIZ CARLOSDE OLIVEIRA BARRETO, é um marco para a GCM, já que toda empresa ou instituição privada relembra seus presidentes e antecessores.     

O comandante do LEARJET acidentado no último domingo, PAULO ROBERTO MONTEZUMA FIRMINO, de 39 anos, não tinha feito recentemente o treinamento de simulação de vôo, norma obrigatória da Agência Nacional de Aviação Civil, desde janeiro deste ano. A revelação foi feita hoje por RICARDO GOBBETTI, presidente da REALI TÁXI AÉREO, empresa responsável pela aeronave que atingiu três casas na zona norte.

As tias maternas de CLÁUDIA DE LIMA FERNANDES, de 16 anos, que sobreviveu à tragédia, disseram hoje que a adolescente ainda não sabe que os pais, a avó, a irmã, o cunhado e o sobrinho morreram. Segundo elas, CLÁUDIA será informada amanhã, depois que a família recebesse orientação de psicólogos do Hospital do Servidor Público Estadual, onde ela está internada, sobre a melhor forma de informá-la.

Cerca de 150 estudantes ocuparam o prédio da reitoria da Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Rua MONTE ALEGRE, em PERDIZES. Os alunos pretendem ficar lá até conseguirem discutir suas reivindicações com a reitora MAURA PARDINI BICUDO VÉRAS. Eles reclamam que não puderam participar da discussão de um projeto de reestruturação da instituição, que pode gerar demissões de professores e redução de bolsas de estudo.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA mandou o PT colocar um “ponto final” na idéia de um terceiro mandato consecutivo. Em encontro na manhã de hoje com os presidentes da Câmara, ARLINDO CHINAGLIA, e do PT, deputado RICARDO BERZOINI, determinou o fim da polêmica, levantada por setores do próprio partido no momento em que o governo negocia com o PSDB a prorrogação da vigência da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira até 2011.
Constrangido, BERZOINI teve de dar entrevista no Palácio do Planalto, logo depois do encontro, para apresentar a posição oficial do partido. “É importante colocar um ponto final em uma pauta que é absolutamente artificial”, afirmou. “Não há, por parte do PT, nenhuma movimentação nesse sentido”. Há cerca de duas semanas, BERZOINI dizia que o tema não havia sido discutido pelo PT. Mas destacou que qualquer parlamentar poderia apresentar propostas de emenda, “o que não necessariamente assegura o apoio de seu próprio partido”.

O comandante do Exército, GENERAL ENZO MARTINS PERI, defendeu hoje a necessidade de reequipamento da Força e advertiu: “Hoje não estamos à altura do BRASIL”. Para ele, o País é uma potência regional e precisa ter poder dissuasório, para evitar qualquer aventura. O general defendeu recursos da ordem de 6,7 bilhões de reais para reaparelhamento do Exército nos próximos 14 anos. Ele se recusou a classificar os equipamentos da Força como sucateados, mas reconheceu que estão desgastados. Hoje, 70% dos blindados estão indisponíveis e 78% dos 1.500 blindados têm mais de 34 anos de uso.

A BRA TRANSPORTES AÉREOS encerrará as operações amanhã. A companhia parou de vender bilhetes hoje e deu aviso prévio para seus 1.100 funcionários. Criada há oito anos, a BRA acumula mais de 100 milhões em dívidas. A empresa admite ter passagens vendidas “pelo menos até dezembro” e tentará acomodar os passageiros em vôos de outras companhias. O fim das operações da BRA deu prejuízo a investidores que, capitaneados por ARMÍNIO FRAGA, injetaram 180 milhões de reais na empresa.

GLÓRIA PIRES foi a convidada de honra do AMAZONAS FILM FESTIVAL – 4º MUNDIAL DE FILME DE AVENTURA, aberto no Teatro AMAZONAS, em MANAUS, nesta terça-feira. A atriz foi homenageada por seus 20 anos de carreira. Até o dia 15 de novembro serão exibidos 133 filmes, entre longas-metragens de ficção, curtas e documentários, em 40 pontos da capital amazonense.Os atores MAX FERCONDINI e MALVINO SALVADOR, que são amazonenses, também prestigiaram a cerimônia.

A atriz ROGÉRIA teve sua foto vetada durante a exposição HERÓIS, do fotógrafo LUIZ GARRIDO, na Câmara dos Deputados, em BRASÍLIA, nesta terça-feira. A imagem mostra a travesti vestida apenas com uma camisa social e gravata e, segundo a Câmara, poderia gerar constrangimento. Por conta disso, toda a exposição foi cancelada.

Faleceu o jornalista CELSON FRANÇA. Em 1990, como repórter da revista VEJA, ele revelou a tortura de quatro soldados por oficiais da Força Aérea na Base de ANÁPOLIS. FRANCO também trabalhou no CORREIO BRASILIENSE e no JORNAL DO BRASIL. Aos 56 anos, de aneurisma cerebral, em BRASÍLIA.

O presidente da BOLÍVIA, EVO MORALES, disse hoje que a PETROBRÁS será bem-vinda se quiser voltar a investir no país. Mas, apesar de admitir que precisa de “milhões e milhões” para explorar as reservas de petróleo e gás, EVO fez questão de ressaltar que qualquer novo contrato terá de “garantir o respeito às normas bolivianas”. Uma comitiva da PETROBRÁS desembarcou hoje em LA PAZ para reunião com representantes do governo. Desde a nacionalização da produção de gás, há um ano e meio, a PETROBRÁS mantém investimentos marginais na BOLÍVIA, apenas para a manutenção de campos produtores. ARGÉLIA e NIGÉRIA são outros países com os quais a empresa negocia o fornecimento de gás, e dois navios já foram fretados para transportá-lo. O presidente LULA participará no dia 8 de uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética para discutir a crise no abastecimento de gás.

Uma equipe formada por 30 médicos de variadas especialidades iniciaram hoje, na cidade de BANGALORE (ÍNDIA), uma cirurgia cuja expectativa de duração é de 40 horas. A paciente é uma garotinha indiana que tem oito membros. A criança de 2 anos nasceu grudada com uma irmã, que não se desenvolveu. Para separar as duas, a pequena LAKSHMI TATMA sobre de um caso de “gêmeo parasita”.

O procedimento é considerado delicado, pois há ligação entre órgãos. O “gêmeo parasita”, que parou de se desenvolver ainda na gestação, não tem cabeça e se junta a LAKSHMI pela bacia e tem coluna e rim independentes. Serão retirados dois braços e duas pernas, que não têm função. “Até agora tudo vai bem”, afirmou após dez horas de cirurgia o doutor SHARAN PATIL, cirurgião-chefe da equipe.

Um atentado suicida contra um grupo de deputados no norte do AFEGANISTÃO matou hoje pelo menos 50 pessoas – entre elas 5 parlamentares – e deixou mais de 120 feridos. O atentado ocorreu diante de uma fábrica de açúcar na Província de BAGHLAN (no norte do AFEGANISTÃO), que os políticos estavam visitando. Segundo um porta-voz presidencial, entre as vítimas estão vários estudantes que estavam recebendo a delegação, integrada por 18 deputados.

2 008    :     -       QUINTA-FEIRA
Com compromissos junto à APMBB, nesta tarde, e no sentido de prestigiar GINO STRUFFALDI, numa solenidade que acontecerá no Colégio TOBIAS DE AGUIAR, em SÃO MIGUEL PAULISTA, esta data será agitada. Por isso é que me preparo nesta manhã para enfrentar nossa ida até a Associação dos Oficiais da PMESP, onde acontecerá o ato de transmissão da diretoria do Diretório Acadêmico “XV DE DEZEMBRO”. Procuro entrar em contato com WÁLTER TAVERNA, a respeito de uma possível transferência de local para a comemoração do “DIA DOS ANIVERSARIANTES” do mês de novembro. Como ele é um dos aniversariantes, minha idéia é comemorar a data em seu estabelecimento comercial, na Rua 13 de maio. Não consigo conversar com o TAVERNA nesta manhã. Também procuro me entender com a diretoria da Escola “COMANDANTE GARCIA D´ÁVILA”, a respeito da palestra sobre a Bandeira Nacional, marcada para o dia 11, mas não encontro as pessoas indicadas para isso. Atrapalhado nos papéis, passo a manhã sem produzir grande coisa.   
Por volta das 13 horas, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Instruo a funcionária MARINEI quanto à entrega de documentos na Prefeitura, nesta tarde, com relação ao título de Utilidade Pública da nossa Sociedade. Transfiro para o VICTÓRIO a direção da reunião desta tarde no MMDS. Não há grandes coisas para serem discutidas. As mais importantes nós transferimos para um almoço de estudos amanhã.
Por volta das 14 horas, o nosso presidente já se encontra no MMDC. Vem acompanhado de sua esposa, dona DINORAH. O CORONEL MENDES chega às 14:30 horas. Ele não está bem. Arrancou um dente hoje pela manhã e sente as conseqüências da cirurgia.    
Exatamente às 15 horas, estamos chegando na APMBB. Somos atendidos pelo TENENTE-CORONEL PM EDUARDO PEREIRA DA SILVA, Sub-Cmt. Fala em nome do comandante, CORONEL PM MARCO ANTÔNIO ALVES MIGUEL, assoberbado com os seus trabalhos, não podendo nos receber. A nossa idéia é formar um núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, dentro do Diretório Acadêmico “XV DE DEZEMBRO”. Os primeiros contatos já foram feitos e nove cadetes foram condecorados recentemente, na nossa sede, no dia 29 de outubro. Ao tomarmos um café com o Sub-Cmt, também vamos conversar com outros oficiais que militam na APMBB: MAJOR PM JOSÉ PAULO MARCOLINO ROSA, MAJOR PM REGINALDO DE SOUZA BRAGA e outros. Entre eles o TENENTE PM HERNANDEZ, que nos tempos da DAMCO (unidade extinta) muito ajudou a Sociedade. Ele manifesta vontade de retornar a condição de associado do MMDC. O cadete JOSÉ GOMES DE A. FILHO, terceiroanista, associado nosso, também conversa conosco. Ele é um dos principais articuladores da criação do núcleo na APMBB.
O MENDES mostra o pátio da APMBB para dona DINORÁH. É a primeira vez que ela vem à nossa Academia. Sente-se empolgada em conhecer o “NINHO DAS ÁGUIAS”. Em seguida, o MENDES vai nos levar à Associação dos Oficiais da PMESP. Ali, num amplo salão, estão os quase oitocentos cadetes, bem como parentes, oficiais e convidados para o ato solene de transmissão da Diretoria do Diretório Acadêmico “XV DE DEZEMBRO”. Depois de muitos anos vamos nos encontrar com o CORONEL PM Ref ZAILTON SILVEIRA, que, em 1959, era o presidente do então Centro Acadêmico “XV DE DEZEMBRO”. Outro ex-presidente do Diretório, CORONEL PM Ref WASHINGTON FARIA SOARES, também ali se encontra.
O CORONEL PM Ref FRANCISCO TEIXEIRA, diretor da AOPM, representa o Presidente da Associação dos Oficiais da PMESP. Ele é colega de turma do ZAILTON, cadetes que foram declarados ASPIRANTES A OFICIAL em dezembro de 1959. Outro coronel presente é o CORONEL PM MANUEL ABISSI NOGUEIRA, representando o presidente da COOPMIL. Vemos também o TENENTE-CORONEL PM LUIZ AUGUSTO GUIMARÃES, a TENENTE-CORONEL Fem PM APARECIDA HELENA TINELLI, os TENENTES PM ALEXANDRE PINHEIRO e NATANAEL, ambos do nosso núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA, que estão auxiliando o cerimonial desse ato de transmissão da Diretoria do “XV DE DEZEMBRO”.
O atual Diretor de Finanças da PMESP, CORONEL PM SAINT CLAIR DA ROCHA COUTINHO SOBRINHO, vai presidir a mesa diretora dos trabalhos, representando o Comandante Geral. Ele recebe a continência da tropa apresentada pelo cadete HOMERO BERNARDO PERRENOUD (filho do CORONEL PM Res RENATO PENTEADO PERRENOUD). Após a abertura dos trabalhos, canta-se o HINO NACIONAL. O cadete ALEX DE SOUZA GÓES, que está deixando a presidência do Diretório, faz uso da palavra, dando conta do que foi a sua gestão. Depois, solenemente, transmite o cargo para o cadete SAMUEL RODRIGO ROSA. Concomitantemente, os outros diretores fazem também a entrega de seus cargos.

Na mesa diretora dos trabalhos dessa maravilhosa cerimônia, num turbilhão de lembranças, faço uma remissão aos meus tempos de cadete. Lá do subconsciente surgem os mais diversos acontecimentos dos cinco anos que estivemos na Escola de Oficiais. Agora, quase cinqüenta anos depois (entramos para a Academia em 11 de fevereiro de 1959), aos 71 anos de idade, retorno para assistir a um ato de transmissão de Diretoria do “XV DE DEZEMBRO”, vendo uma mocidade que começa os seus primeiros passos na carreira de oficial da PMESP, sonho que acalentei de 1959 até 1963, quando então recebia a espada de oficial, numa data inesquecível, 7 de setembro de 1963, sendo declarado ASPIRANTE A OFICIAL. Depois da fala do Cmt da APMBB e do CORONEL PM SAINT CLAIR, vamos nos emocionar com o Canto da APMBB, que exprime todo o nosso sentimento de alcançar o oficialato da Corporação.
Já passam das 18 horas quando somos obrigados a deixar a emocionante solenidade, face os compromissos que temos nesta noite no Colégio “TOBIAS DE AGUIAR”, em SÃO MIGUEL PAULISTA. O trânsito não é bom nesse horário. O MENDES dirige com os problemas de uma cirurgia sofrida na boca. Saímos de uma comunidade muito ligada a nós, ou seja, a dos alunos-oficiais, para irmos para um ato social de grande importância para a região de SÃO MIGUEL PAULISTA. Por iniciativa da mantenedora do Colégio “TOBIAS DE AGUIAR”, dona ADENÉIA CARVALHO SANTANA, é criado nesta data o MARCO DE RECONHECIMENTO da sociedade local para pessoas que muito fizeram pelos seus semelhantes. Foram escolhidas dezesseis personalidades. Entre elas o nosso veteraníssimo OSVALDO DIANA, o mais idoso presente, com 99 anos, 4 meses e 13 dias de idade. O presidente GINO STRUFFALDI, com 94 anos, também está entre os dezesseis que, individualmente, são chamados ao palco para serem homenageados, após o canto do HINO NACIONAL e também do HINO DE SÃO MIGUEL PAULISTA, cuja letra também é de dona ADENÉIA.
Dona ADENÉIA, mantenedora do Colégio, está aniversariando nesta data. Membros da comunidade anunciam, contra a sua vontade, o transcurso do natalício e, então, ela é homenageada com muito carinho.      
Surpreendentemente, quando do anúncio de dona NAIR CECHINI, de 90 anos, para receber o seu MARCO DE RECONHECIMENTO, vou lembrar de uma antiga colega do GINÁSIO ESTADUAL DE POÁ, EUNICE CHECHINI, filha de dona NAIR. Ela se encontra presente e vamos então lembrar de nosso tempo de estudante naquele ginásio, nos anos 1950 (até 1953), quando se deu nossa formatura. São quase sessenta anos transcorridos. Interessante notar como o mundo dá tantas voltas e às vezes voltamos ao ponto de  partida. Estão presentes nesta cerimônia o TENENTE-CORONEL PM ROBERTO FERNANDEZ, Comandante do 29º BPMM; TENENTES PM ALEXANDRE RIBEIRO, NATANAEL e outros oficiais que militam nesta região. Pessoas conhecidas como o EURICO, dona TIZUCO e outras que participam do núcleo MMDC, também alegram o ambiente tão acolhedor, num feito marcante e histórico de dona ADENÉIA e seu marido, o TENENTE PM Ref FERREIRA.
Por volta das 22 horas, deixamos o Colégio “TOBIAS DE AGUIAR”, aonde somos muito bem recebidos nessas solenidades, fruto da criação do núcleo da Sociedade em SÃO MIGUEL PAULISTA. O MENDES deixa-me no ponto rodoviário norte da ARMÊNIA e vai levar o GINO e dona DINORÁH até a residência deles. Cansados, cancelamos a nossa ida até o 21º DSup, na LAPA, que comemorará amanhã o DIA DA INTENDÊNCIA.

A psicóloga RENATA NOVAES PINTO, de 44 anos, foi assassinada hoje na porta de sua casa por volta das 7:15 horas, na Rua JUDITE, região da VILA MADALENA, zona oeste da capital. A polícia acredita em crime encomendado. O principal suspeito de ser o mandante é o marido de uma paciente da vítima. O motivo provável: ele acreditava que RENATA pudesse ter levado ao processo de separação do casal. “Podemos descartar latrocínio. O motivo do assassinato tem relação com o seu trabalho profissional”, comentou o delegado JORGE CARLOS CARRASCO, titular da 3ª Delegacia Seccional. Testemunhas disseram que RENATA comentara sobre a paciente e seu marido. A mulher que RENATA atendia havia feito boletim de ocorrência, queixando-se à polícia de que ocupantes de uma moto a perseguiam. Ela anotou a placa. Os policiais pesquisaram. Chegaram ao nome de um detetive particular que tem antecedentes criminais. O marido da paciente, inconformado com o pedido de separação, também suspeitava de traição por isso teria contratado os serviços do detetive.   

Um incêndio hoje de manhã botou para fora 20 moradores de rua, quase todos menores de idade, que viviam dentro de um buraco na passarela que passa sobre o Terminal BANDEIRA e a Avenida 9 DE JULHO, no centro da capital. As crianças e adolescentes dizem que moravam no local havia três anos para se esconder da GCM e da polícia.

A esquina das ruas CLÉLIA e JEROAQUARA, na LAPA, foi palco de um intenso tiroteio entre um assaltante e dois PMs nesta manhã. Nenhum pedestre ou policial ficou ferido, embora o movimento fosse grande no momento da troca de tiros, que durou cerco de cinco minutos. Para conseguir fugir, um dos assaltantes, baleado, fez dois comerciantes reféns e obrigou um deles a pilotar um carro. Por volta das 9:45 horas, três homens armados abordaram um agente penitenciário de 32 anos. A vítima estava em uma moto HONDA TORNADO e carregava uma mochila com cerca de 100 mil reais em tickets refeição. Os papéis seriam entregues em uma empresa da LAPA. O primeiro assaltante esperou o agente parar no semáforo da Rua CLÉLIA e o rendeu, pedindo sua mochila. A vítima tentou reagir. Pegou uma arma que estava em seu tornozelo e apontou para os bandidos, mas foi dominada. Os outros dois assaltantes, sem descer da moto, pegaram a bolsa, que caiu no chão.
Nesse momento, uma KOMBI da Polícia Militar passava pela rua. Dentro dela estavam cinco policiais que acompanhariam o velório do CABO PM MARCUS LUIZ DIAS LUNA, assassinado ontem em PIRITUBA. Eles flagraram o assalto e trocaram tiros com um dos ladrões. Os outros dois fugiram de moto, carregando a bolsa.

Apontado como o comandante informal da OPERAÇÃO SATIAGRAHA, o delegado PAULO LACERDA teve seu afastamento da direção da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) renovado por mais 60 dias. Despacho cifrado publicado na edição de hoje do Diário Oficial manteve o “exílio” do delegado e traduziu o desconforto do Palácio do Planalto com a extensão da participação de arapongas na operação da Polícia Federal que culminou com a prisão do banqueiro DANIEL DANTAS, no dia 9 de julho. A publicação da portaria coincide com a apreensão, pela PF, de documentos, laptop, rádio e celular do delegado PROTÓGENES QUEIROZ, no hotel onde estava em São Paulo. Houve blitze também em outros dois endereços do delegado, em BRASÍLIA e no RIO – onde mora seu filho FELIPE, de 22 anos. Também nesses locais foram recolhidos pertences e equipamentos do delegado, alvo de inquérito que investiga vazamento de informações sigilosas da OPERAÇÃO SATIAGRAHA, da qual foi o executor.
Assinado pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, GENERAL JORGE ARMANDO FÉLIX, o ato renovou, também, o afastamento pelo mesmo período do diretor-adjunto da agência, JOSÉ MILTON CAMPANA, e do chefe do Departamento de Contra-Inteligência, PAULO MAURÍCIO FORTUNATO PINTO. Braço direito de LACERDA na ABIN, o delegado da PF RENATO PORCIÚNCULA também foi mantido fora de seu posto. 

A maioria dos ministros do Superior Tribunal Federal decide que o banqueiro DANIEL DANTAS deve permanecer solto e ter acesso ao inquérito no qual é investigado por suspeita de envolvimento com crimes financeiros. Várias críticas foram feitas às autoridades que atuaram na OPERAÇÃO SATIAGRAHA, principalmente ao juiz FAUSTO MARTIN DE SANCTIS, que não prestou informações ao Supremo sobre as investigações contra DANTAS. Segundo o STF, as prisões do banqueiro, decretadas por DE SANCTIS, foram consideradas desnecessárias.

BARACK OBAMA passou os últimos dias em reuniões com seus assessores para definir a equipe de transição. E viu crescer a tensão entre duas poderosas facções do Partido Democrata: a dos políticos de ILLINOIS, que viabilizaram sua candidatura, e a de colaboradores do casal BILL e HILLARY CLINTON, que serviram de consultores durante sua campanha. Há muita expectativa de que OBAMA compense sua falta de experiência em cargo executivo convidando veteranos da CASA BRANCA. Mas há também aqueles que alertam para o risco de que o governo OBAMA torne-se, na verdade, um terceiro mandato de BILL CLINTON. Os primeiros nomes confirmados – o deputado RAHM EMANUEL como chefe de gabinete e JOHN PODESTA, que teve este mesmo cargo no governo CLINTON, como chefe da equipe de transição – indicam que o presidente eleito não hesitou em apostar na experiência para acelerar a transição num momento de grave crise econômica.  

O primeiro-ministro italiano, SÍLVIO BERLUSCONI, fez uma saudação entusiasmada ao comentar a eleição de BARACK OBAMA. Ele citou os atributos do presidente eleito dos ESTADOS UNIDOS como a juventude, a beleza e o “bronzeado”. Falando em MOSCOU numa coletiva conjunta com o presidente da RÚSSIA, DMITRY MEDVEDEV, o magnata da mídia e chefe do governo italiano também disse que a eleição de OBAMA foi “aclamada pela opinião pública como se fosse a chegada de um messias”. “Vou tentar ajudar as relações entre a RÚSSIA e os ESTADOS UNIDOS, onde uma nova geração chegou ao poder. Eu não vejo nada que impeça MEDVEDEV de travar boas relações com OBAMA, que também é bonito, jovem e bronzeado”, disse.
BERLUSCONI é conhecido nos círculos diplomáticos por fazer comentários inapropriados. Em seu primeiro encontro com o primeiro-ministro dinamarquês, ANDERS FOGT RASMUSSEN, em 2002, BERLUSCONI o cumprimentou com as palavras: “RASMUSSEN não é somente um ótimo colega, é também o primeiro-ministro mais bonito da EUROPA”. E acrescentou: “Ele é tão bonito que estou pensando em apresentá-lo à minha mulher”.
BERLUSCONI despertou um pequeno impasse diplomático em 2005, quando sugeriu que teria paquerado a presidente finlandesa, TARJA HALONEN, para fazer com que ela apoiasse a ITÁLIA em seus esforços para sediar a Autoridade Européia de Segurança Alimentar.
Líderes políticos italianos da oposição criticaram as declarações sobre OBAMA. “As expressões usadas em MOSCOU por SÍLVIO BERLUSCONI ao se referir a OBAMA atingem gravemente a imagem e a dignidade de nosso país no cenário internacional e podem provocar uma rachadura nas relações de amizade com os ESTADOS UNIDOS e com o povo que deu ao mundo um grande sinal de esperança e mudança”, afirmou WÁLTER VELTRONI, líder do Partido Democrata.

Nas telas americanas, a eleição de presidentes negros é uma realidade isenta de polêmicas desde a década de 1930. SAMMY DAVIS JÚNIOR (1925-1990) foi o primeiro da fila. Em 1933, pouco antes de completar 8 anos, ele estrelou um curta-metragem do diretor ROY MACK chamado “RUFUS JONES FOR PRESIDENT”. Na comédia musical de 21 minutos, um menino negro chegava à Presidência.
Aos poucos, o pioneirismo de DAVIS JÚNIOR foi dando lugar a reflexões mais sérias. O melhor exemplo dessa linhagem é JAMES EARL JONES em “O PRESIDENTE NEGRO”. Feito para a TV, a produção estreou nos cinemas pelo vigor do debate que gerava.
MORGAN FREEMAN é o astro negro mais consagrado dentre os que já ocuparam o cargo na CASA BRANCA hollywwodiana. Ele assumiu a liderança governamental dos EUA em “IMPACTO PROFUNDO”, de 1998, mostrando pulso firme diante da calamidade: a queda de um cometa na Terra.
Mas, de todos os negros que lideraram os americanos na ficção, só um é capaz de rivalizar com FREEMAN em carisma: DENNYS HAYSBERT, que encarnou DAVID PALMER na série “24 HORAS”. HAYSBERT, em uma atuação quase minimalista, estampava no olhar aquilo que se espera do governante de uma todo-poderosa nação: sobriedade.      


Pela primeira vez, cientistas decodificam o genoma completo de uma paciente com câncer e traçam as mutações genéticas na origem da doença. A notícia foi divulgada em artigo publicado na revista NATURE. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de WASHINGTON identificou mutações de um tipo de leucemia conhecido como LMA (leucemia mielóide aguda). Os especialistas planejam suar a mesma técnica para decodificar o genoma de câncer de mama e pulmão.

2 009       :      -       SEXTA-FEIRA
Falece o TENENTE-CORONEL PM Ref MIGUEL MELQUIADES SENDIM. Ele nasceu no dia 14 de dezembro de 1914.

Como mais tarde irei até SOROCABA, não podendo atinar para o horário do regresso, preparo para colocar no meu blog as anotações de 7 de novembro. Recebo vários e-mails nesta manhã.
COMO DESTRAVAR O BRASIL
O presidente da República fez uma surpreendente declaração durante a posse do novo advogado geral da União, quando disse que é difícil governar o país com a máquina de fiscalização atual. Afirmou, ainda, que o Brasil está travado. Sobre o assunto, falou o Presidente do TCU, Ubiratan Aguiar: “Nós chamamos de grau de irregularidade quando está caracterizado sobrepreço,
fraude, conluio, direcionamento. São os fatos mais graves que indicam que a obra deve ser paralisada”.
As queixas poderiam soar de forma estranha, partindo de quem deveria ser o primeiro a pugnar pela lisura das obras que realiza. No entanto, a experiência pregressa do tratamento que o atual governo dá a temas que envolvem ética e moralidade pública faz com que fato deixe de ser exatamente uma surpresa.
Quando o país, perplexo, tomou conhecimento do mensalão, nosso primeiro mandatário, rapidamente, tratou de informar ao distinto público, contrariando todas as evidências, que de nada sabia, que nada tinha com a artimanha armada por seu partido, ao lado de seu gabinete de trabalho. Tratou, também, de minimizar os escabrosos acontecimentos e as faltas dos
“companheiros”.
Quando a imprensa mostrou a existência de gastos com cartões corporativos, feitos por pessoas de sua família e seus auxiliares diretos, aparentemente sem controle e substancialmente superiores à de gestões passadas, tratou de abafar a questão sob a inverossímil desculpa da segurança nacional.
Quando o Congresso Nacional pretendeu investigar denúncias sobre o favorecimento de prefeituras do PT nos patrocínios da Petrobras, usou seu “rolo compressor” para tentar impedir a CPI. Como não tivesse conseguido seu intento, por um descuido de sua “tropa de choque”, tratou de controlar a Comissão, de forma que nada pudesse ser investigado. Quando – o Presidente – se vê constrangido a explicar as esdrúxulas alianças políticas que tem feito, é capaz de dizer os maiores disparates, como a declaração feita à Folha de São Paulo:
“Nunca fiz concessão política. Faço acordo... Se Jesus Cristo viesse para cá e Judas tivesse a votação em um partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão”. Além do desrespeito à fé cristã, professada pela maioria de seus eleitores, demonstrou completa ignorância sobre as escrituras sagradas. Jesus nunca buscou composições com quem quer que seja. Ao contrário, por não abrir mão da verdade, foi levado ao sacrifício supremo. Resposta adequada recebeu de Dom Dimas Lara Barbosa: “Sem dúvida, Judas foi um dos discípulos de Cristo. Mas quero lembrar que Cristo não fez alianças com fariseus e saduceus”.
Essa declaração, por outro lado, mostra todo o sentido ético do Presidente. Notem que ele usou o termo qualquer. Qualquer partido, desde que tenha votos. Não interessa seu ideário ou sua conduta política. O Governador José Serra resumiu bem a questão: ”A entrevista com Lula mostra bem o que ele é. De ponta a ponta, na forma e no conteúdo”.
O Brasil precisa ser realmente destravado. Inicialmente, é necessário promover as reformas estruturais de que o país tanto carece – reforma do estado, reforma política, reforma tributária, reforma trabalhista. Perceba-se que para implantar essas reformas, no atual contexto político, o primeiro passo indispensável é a iniciativa da presidência da república. Depois, o empenho da “tropa de choque” que, até agora, demonstrou bastante competência, mas para barrar CPIs.
É preciso, também, melhorar, e muito, nossa infra-estrutura logística. Para isso, obviamente, é imprescindível a realização de muitas obras. E para essas obras não pararem, há uma receita bem simples: cumprir a lei. Em vez de ficar vociferando contra os órgãos fiscalizadores, não permitir que as licitações contenham sobrepreço, fraude, conluio ou direcionamento, mesmo que o responsável seja um “companheiro”. Assim o Brasil estará destravado.
Gen Ex GILBERTO BARBOSA DE FIGUEIREDO
Presidente do Clube Militar

Ofício nº 077/ 2009 GPAC            (ofício datado de 15 de outubro de 2009)
Assunto: Informa outorga da Medalha Cultural “ALUÍSIO DE ALMEIDA”
Prezado Senhor
Como acontece desde 1988, durante a Semana Aluísio de Almeida, o nosso Instituto realiza a sua Sessão Magna, ocasião em que agradecemos a várias personalidades o apoio, cooperação, que demonstraram para com a nossa instituição no decorrer do presente ano, ou em forma de resgate histórico, através da concessão de uma condecoração ou diploma de gratidão.
A nossa Diretoria pretende homenageá-lo com a concessão da maior láurea de nossa Instituição, a medalha cultural “Aluísio de Almeida”, oficializada pelo Governo do Estado de São Paulo, em cerimônia que deverá acontecer na noite do dia 6 de novembro (sexta-feira) após Missa “In Memoriam” a Aluísio de Almeida e do Alte. Esq. Maximiliano Eduardo da Silva Fonseca (18:15 horas), na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba (Praça Fernando Prestes, s/n, Centro – Sorocaba).
Outrossim, informamos que já demos inicio ao processo de concessão o qual no momento encontra-se em tramitação junto ao Conselho Estadual de Honrarias e Mérito / Governo do Estado de São Paulo, em obediência a legislação.
No aguardo do privilégio de contarmos com sua honrosa presença, agradecemos antecipadamente a atenção e subscrevemo-nos com protestos de alto apreço e distinta consideração.
Cordialmente
ADILSON CÉZAR
Presidente
Excelentíssimo Senhor
Cel. PM MÁRIO FONSECA VENTURA
“SOROCABAE RERVM GENTISQVE CVLTVS IN AEVVM”
Culto das coisas e da gente de Sorocaba para sempre

Tal como aconteceu em 6 de novembro de 2007, retornaremos à histórica cidade de SOROCABA para recebermos a venera cultural “Aluísio de Almeida”. Em 2007, o Professor Adilson Cézar outorgou tão importante medalha ao nosso presidente GINO STRUFFALDI. Agora, ele escolheu o nosso Vice-presidente CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e a mim, CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, por militarmos há muitos anos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Numa data de temperatura superior a 30 graus, com a saúde prejudicada por isso, deixo GUARULHOS depois das 11 horas. Demoro para chegar na Sociedade. Combinamos nossa partida para SOROCABA às 15 horas.
Antes, recebemos a visita do cadete JOSE GOMES DE ARAUJO. O quartanista da Escola de Oficiais está chegando aos meses finais de sua luta de quatro anos para receber a Espada, símbolo do Oficial da PM. Em 12 de dezembro teremos a solenidade de formatura. Antes, porém, em 24 e 25 de novembro haverá entrega do Colar “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, venera criada pelo nosso núcleo recém instalado na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO.
Às 15 horas em ponto chega o CORONEL MENDES. Vamos buscar o nosso presidente GINO STRUFFALDI em sua residência. O trânsito está muito ruim nesta sexta-feira.
GINO já está nos aguardando para a viagem até SOROCABA. Previdente, aprontou uma caixa de isopor com refrigerantes, água e sorvete para enfrentar o calor desta sexta-feira.
Embora com uma temperatura superior a 30 graus, a viagem transcorre de maneira agradável. Apenas um tráfego intenso em PINHEIROS atrasa um pouco a nossa ida para SOROCABA.
Tal como aconteceu na nossa viagem de 6 de novembro de 2007, o MENDES pára o carro no “RESTAURANTE 53”, em ARAÇARIGUAMA, para comermos bolinhos de bacalhau. Ele conhece esse restaurante a muitos anos, tipicamente português.
Não foi fácil encontrar a Catedral, no centro de SOROCABA, bem como um estacionamento 24 horas. A quase totalidade deles fecha por volta das 18 horas.
A missa em memória do Monsenhor ALUÍSIO DE ALMEIDA e do Almirante MAXIMILIANO EDUARDO DA SILVA FONSECA está em curso. Depois de seu término é que vamos cumprimentar o Professor ADILSON CÉZAR e demais pessoas que estão presentes para a solenidade de entrega da Medalha cultural ALUÍSIO DE ALMEIDA, bem como dos colares: ALVARENGA E DOS HERÓIS ANÔNIMOS; ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO DA MOTA E SILVA (o pai da tecnologia nuclear brasileira) e COLAR DO JUBILEU DE BRILHANTE DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.
Encontramos a CORONEL Fem PM FÁTIMA DUTRA DOS SANTOS, que pertence ao CPI-7 (SOROCABA), bem como o CORONEL PM Ref VERLANGIÈRE, que reside nessa cidade. O CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR também irá receber a Medalha ALUÍSIO DE ALMEIDA.
Professor ADILSON CÉZAR faz um discurso eloqüente no início da cerimônia. Prossegue o ato com a entrega das medalhas. Os indicados para receberem a medalha “ALUISIO DE ALMEIDA são os primeiros.
DIPLOMA
O INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA
considerando os elevados préstimos do
CORONEL PM Ref MARIO FONSECA VENTURA
em prol da cultura e tendo por divisa:
“SOROCABA RERUM GENTISQUE CULTUS IN REVUM”
“Culto das coisas e da gente de Sorocaba para sempre”, por objetivo, resolve outorgar-lhe com o mesmo espírito o título de
GUARDIÃO DA
MEDALHA CULTURAL ALUÍSIO DE ALMEIDA
SOROCABA, SP, EM 06 DE NOVEMBRO DE 2009  
Prof ADILSON CÉZAR                                        Prof ROBERTO NUNES BASSEI 
        Presidente                                                                       Cartulário
ENG. GERMANO DE FREITAS
  Chanceler
GINO STRUFFALDI recebe o COLAR ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO DA MOTA E SILVA “o PAI DA TECNOLOGIA NUCLEAR BRASILEIRA”.
A CORONEL Fem PM FÁTIMA RAMOS DUTRA que está no CPI-7 há um ano e oito meses, inclusive residindo em SOROCABA, é agraciada com o COLAR DO ALVARENGA E DOS HERÓIS ANÔNIMOS.
É uma dessas noites que dificilmente a gente esquece. Conversamos com o Professor ADILSON, no término da solenidade, bem como com vários conhecidos de outras vezes que já estivemos em SOROCABA, sempre a convite do Professor ADILSON. São mais de 22 horas quando deixamos o local, não podendo ficar para o coquetel, face o adiantado da hora e a obrigação de embarcar no último ônibus para GUARULHOS.
MENDES ainda leva o GINO até sua residência, antes de me deixar na ARMÊNIA.   

Uma quadrilha fortemente armada perseguiu, interceptou e roubou 6 milhões de reais de dois carros-fortes da empresa PROSEGUR que seguiam ontem de ARARAS para CAMPINAS, no interior de SÃO PAULO. Houve troca de tiros, um empresário morreu e três pessoas ficaram feridas.
IVO ZANATTO MIRANDA, de 59 anos, dono de uma empresa de seguros, que seguia de SÃO PAULO para ARARAS, foi atingido por uma bala perdida e morreu no local.
O ataque se assemelha ao ocorrido 23 dias atrás, em AMPARO, também na região de CAMPINAS, quando criminosos levaram 1,3 milhão de um carro-forte da mesma empresa. Segundo o delegado SYDNEY SULLY URBACH, a quadrilha, com cerca de dez assaltantes, usou dois veículos na perseguição de ontem e disparou uma centena de tiros contra os carros-fortes. Um deles foi aberto com o uso de explosivos do tipo C4.
O ataque em ARARAS começou por volta das 18:30 horas no km 162 da ANHANGUERA. Parte dos criminosos ocupava uma HILUX, que ultrapassou o carro da PROSEGUR que transportava o dinheiro. Na seqüência, os bandidos começaram a atirar com fuzis 7.62 e ponto 50. A blindagem foi perfurada. O segundo carro da empresa, que escoltava o primeiro, perdeu o controle, atravessou o canteiro central e chocou-se contra um caminhão na pista sentido ARARAS.
De acordo com a Polícia Civil, os vigias da PROSEGUR revidaram os tiros e chegaram a danificar um dos veículos dos assaltantes, que ficou parado na pista. Os disparos da quadrilha ainda atingiram ao menos seis outros veículos que trafegavam pela rodovia – incluindo o COROLLA de MIRANDA. Um tiro acertou o rosto do empresário, enterrado hoje pela manhã no Cemitério de ARARAS, na capital paulista.
Durante a agressão, os suspeitos ainda obrigaram um ônibus que trafegava no sentido oposto a atravessar o canteiro e embicar na pista sentido interior-capital, para impedir o trânsito normal.   

Um soldado do Corpo de Bombeiros de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS devolveu a um aposentado vinte e oito mil reais que achou no chão, pouco depois que o dinheiro havia sido roubado. A vítima, de 65 anos, chegou a passar mal de emoção quando recuperou a quantia. O gerente do banco, que deu o dinheiro na mão do aposentado, ainda levou uma bronca da polícia.
Por volta das 14 horas, o aposentado foi à agência da NOSSA CAIXA no bairro VILA PAULISTA. Ele sacou os 28 mil reais, colocou em um envelope no bolso e andou até um ponto de ônibus. Enquanto aguardava a condução, o idoso foi abordado por dois homens em uma moto.
O bandido que estava na garupa desceu, apontou um revólver para o aposentado e exigiu o envelope. A dupla fugiu em seguida. Poucos quarteirões depois, os ladrões quase bateram em uma viatura dos bombeiros ao furar um sinal vermelho.
Desequilibrados, eles quase caíram da moto e deixaram cair o envelope com o dinheiro. O PM PAULO ROBERTO SOUZA viu o envelope e desceu do carro para apanhá-lo. Ao abrir, viu o dinheiro e ligou imediatamente para a PM, que o avisou do assalto. O bombeiro foi então ao 2º DP (VILA PAULISTA), onde encontrou o aposentado e devolveu o dinheiro.

O promotor FRANCISO CEMBRANELLI afirmou hoje que o casal ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ, pai e madrasta de ISABELLA NARDONI, não quis tirar sangue para comparação de material genético. “Eles só concordaram em fornecer a saliva e partes do cabelo”, disse. O pedido para a realização dos exames foi feito pela defesa do casal,  que quer verificar a origem do sangue depositado no Instituto de Criminalística.
NARDONI e ANNA CAROLINA estão presos em TREMEMBÉ. Os dois são acusados de ter atirado ISABELLA da janela do 6º andar do prédio, em março de 2008.  

O governo não deverá enfrentar problemas nos quartéis durante a tramitação da proposta que dá às Forças Armadas poder de polícia. A negociação foi comandada pelo ministro JOBIM (DEFESA). O diálogo tratou da submissão completa dos militares ao poder civil – sujeitando ao ministro da Defesa até mesmo nomes de indicados a promoções militares – e envolveu a promessa de mais verbas para as Forças Armadas. Para EDUARDO AZEREDO, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado, as mudanças, que dão aos militares proteção legal em ações de manutenção da lei e da ordem, são “evolução natural”. Mas a ideia foi criticada pelo diretor da Polícia Federal, LUIZ FERNANDO CORRÊA. Para ele, é “temerário” conferir poder policial aos militares. Além disso, CORRÊS disse que a Constituição define que a responsável pela segurança é a polícia.

O presidente LULA respondeu diretamente ao cantor e compositor CAETANO VELOSO – que, em entrevista a SONIA RACY, do O ESTADO, o chamara de “analfabeto”. “Tem gente que acha que a inteligência está ligada à quantidade de anos de escolaridade que você tem”, disse LULA ao discursar em congresso do PC do B, em SÃO PAULO. “Não tem nada mais burro do que isso.” O presidente também reagiu a críticas de seu antecessor, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, atribuindo-lhe ao desconforto com o sucesso do atual governo.

Problemas psiquiátricos, insatisfação pela possibilidade de ser enviado ao AFEGANISTÃO para lutar ao lado das tropas americanas, perseguição por ser muçulmano e radicalismo islâmico eram algumas das possíveis motivações citadas hoje como responsáveis por levar o MAJOR NIDAL MALIK HASAN, de 39 anos, a matar outras 13 pessoas na base militar de FORT HOOD, no TEXAS, ontem.
Temendo as conseqüências do episódio, o presidente dos EUA, BARACK OBAMA, pediu para que as pessoas não tirassem conclusões apressadas. ‘Não temos as respostas ainda e peço cautela para evitar conclusões antes que tenhamos todos os fatos”, afirmou. A Casa Branca não comentou o ataque de um franco-atirador hoje, em ORLANDO, na FLÓRIDA, que deixou um morto e seis feridos.
HASSAN escapou dos tiros de outros militares que tentavam conter seu ataque, mas foi atingido pela policial KIMBERLY MUNLEY.

Um atirador abriu fogo nesta tarde em um escritório de engenharia no centro de ORLANDO, na FLÓRIDA, matando ao menos uma pessoa e ferindo outras seis. Após o ataque, JASON RODRIGUEZ, de 40 anos, conseguiu fugir do prédio, mas foi preso cerca de três horas depois, na casa de sua mãe. Ele era funcionário do escritório REYNOLDS SMITH AND HILLS, mas havia sido demitido dois anos atrás.
Questionado sobre os motivos do crime, RODRIGUEZ respondeu: “Fiz isso porque eles me deixaram apodrecer.” BUDDY DYER, prefeito de ORLANDO, disse que todas as vítimas trabalhavam para a empresa.
A ação da véspera na base militar de FORT HOOD ainda ampliou o pânico entre os funcionários do prédio (de oito andares), que tiveram de se esconder nos escritórios. Como RODRIGUEZ havia fugido, eles temiam que pudesse atacar novamente.       

“Decepcionados” com a interrupção da formação do governo de unidade em HONDURAS, os EUA conclamaram zelaystas e partidários do presidente de facto, ROBERTO MICHELETTI, a voltar à mesa de negociações “imediatamente”. “O acordo ressaltava a importância da formação de um governo de unidade e reconciliação nacional”, disse IAN KELLY, porta-voz do Departamento de Estado. “Por isso, estamos decepcionados com as declarações unilaterais feitas pelos dois lados, que não são adequadas ao espírito do Acordo de TEGUCIGALPA – SAN JOSÉ.” 

2 010      :       -     SÁBADO
Recebo várias mensagens pela Internet. Duas são as principais:
Amigo Machado, foi o nosso primeiro sub-cmt de unidade, como aspirantes no 2 de ouro.
Que Deus ampare a família enlutada.
Em 6 de novembro de 2010 10:10, Newton escreveu:
RECEBI A NOTICIA QUE O CORONEL PM ORLANDO GERALDO DE MENEZES, FALECEU HOJE NO HOSPITAL CRUZ AZUL, ON DE ESTA SENDO VELADO.
Mario Ventura para GBB-
MEUS AMIGOS
O CORONEL PM ORLANDO GERALDO DE MENEZES nasceu em 9 de abril de 1928. Entrou para a antiga FORÇA PÚBLICA em 1º de abril de 1949. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1952. PROMOÇÕES: 2º TENENTE - 25 de agosto de 1953; 1º TENENTE - 24 de maio de 1958; CAPITÃO - 24 de maio de 1963; MAJOR - 24 de maio de 1969; TENENTE-CORONEL - 15 de dezembro de 1975; CORONEL - 25 de agosto de 1979. Durante o meu comando no CPA/M-4, em 1990, o ORLANDO era frequentador assíduo do quartel, sempre comparecendo para os jogos de futebol, tal como o RALPH. Que DEUS O TENHA!

Bom dia, Ilmo. Sr. Cel. Mario Ventura. Meu nome, Rogério Caixeta Nunes, sou graduando no curso de história, estou fazendo um trabalho sobre a Revolução de 32. O Sr. não tem nenhum artigo relacionado ao sudoeste paulista? Mais precisamente as cidades da divisa com Paraná, próximas à Fartura, Taguaí, Itararé. Se possuir algumas fotos, por favor, também envie.
Desde já, obrigado.
Aguardo resposta.
ATT, Rogerio Caixeta Nunes
PREZADO ROGERIO
Em 27 de maio de 2009 estivemos em ITAPEVA onde criamos o "NÚCLEO SUDOESTE PAULISTA". Recordo-me que, na época, foi realizada uma exposição com inúmeras fotos sobre o Movimento Constitucionalista de 32 naquela região. Em BURI veio a falecer o cadete RUYTEMBERG ROCHA, então comissionado 1º TENENTE. Criamos, recentemente, o Núcleo "CADETE RUYTEMBERG ROCHA" na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Maiores detalhes você poderá encontrar no meu blog:
http://ventura-memriasdoventura.blogspot.com/     
No arquivo do blog, à direita, você vai encontrar as postagens lançadas. Aí é só você procurar o que interessa. Como se trata da Revolução Constitucionalista de 32 o interessante é encontrar uma palestra que fiz sobre os 78 anos do Movimento. As datas mais importantes são: 23 de maio, 9 de julho e 2 de outubro.
Não tenho imagens no computador sobre aquela região. Nosso museu se situa no Núcleo da LAPA. Retorne para outras informações.  

Na tarde, em INTERLAGOS, uma surpresa na classificação para o Grid de Largada: NICO HULKENBERG, um novato, será o POLE POSITION amanhã:
LANCEPRESS! - Publicada em 06/11/2010 às 15:18 horas: - São Paulo - Nem Alonso, nem Red Bull, nem brasileiros. O pole position do Grande Prêmio do Brasil será Nico Hulkenberg, da Williams, que cravou 1m14s470 e largará ao lado do compatriota Sebastian Vettel, que fez 1m15s519. O espanhol Fernando Alonso, único que pode deixar o Brasil campeão, fez 1m15s989 e será o quinto. Mark Webber, seu principal rival na briga pela taça, sairá em terceiro após fazer 1m15s637. Felipe Massa tirou Jenson Button da briga pelo pole no final do Q2, mas não teve bom desempenho no final do treino e será o nono. Rubinho surpreendeu, assim como seu colega de equipe, e será o sexto. Lucas di Grassi, 22º, e Bruno Senna, 24º, não garantiram vaga no Q2. Confira o grid de largada para o GP do Brasil:
1º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams - 1m14s470
2º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull - 1m15s519
3º - Mark Webber (AUS) Red Bull - 1m15s637
4º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren - 1m15s747
5º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m15s989
6º - Rubens Barrichello (BRA) Williams - 1m16s203
7º - Robert Kubica (POL) Renault - 1m16s552
8º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m16s925
9º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m17s101
10º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - 1m17s656
11º - Jenson Button (GBR) McLaren - 1m19s288
12º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber - 1m19s385
13º - Nico Rosberg (ALE) Williams - 1m19s486
14º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso - 1m19s581
15º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso - 1m19s847
16º - Nick Heidfeld (ALE) Sauber - 1m19s899
17º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India - 1m20s357
18º - Adrian Sutil (ALE) Force India - 1m20s830
19º - Timo Glock (ALE) Virgin - 1m22s449
20º - Jarno Trulli (ITA) Lotus - 1m22s250
21º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus - 1m22s378
22º - Lucas di Grassi (BRA) Virgin - 1m22s810
23º - Christian Klein (AUT) Hispania - 1m23s083
24º - Bruno Senna (BRA) Hispania - 1m23s796
Uma falha na prova de hoje do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ameaça a avaliação. O Ministério Público Federal ai analisar na segunda-feira, dia 8, se um erro no cabeçalho dos cartões de respostas de todos os modelos de provas prejudicou os cerca de 4,6 milhões de candidatos e pode pedir a anulação da prova na Justiça. O Ministério da Educação (MEC) admitiu o problema, mas descartou a anulação da prova.
ALESSANDRE FERNANDO ALEIXO, de 38 anos, que matou o designer HENRIQUE DE CARVALHO PEREIRA com um taco de beisebol na LIVRARIA CULTURA, no JARDIM PAULISTA, zona sul da capital, será transferido para um manicômio judiciário. A ordem foi dada pela Justiça de SÃO PAULO e encaminhada para a Secretaria da Administração Penitenciária. A decisão foi tomada após ser verificado que ele havia interrompido o tratamento psiquiátrico. O crime ocorreu em 21 de dezembro do ano passado. Após ser atingido por um golpe na cabeça enquanto estava ajoelhado, folheando um livro de arte, o rapaz permaneceu dez meses internado no Hospital das Clínicas, em coma, devido a um traumatismo craniano. Com histórico de agressão e perturbação mental, ALEIXO foi autuado em flagrante.
O marceneiro JONAS MARCOLINO DA SILVA, que confessou ter estuprado CAMILA EVANGELISTA DA CONCEIÇÃO, de 9 anos, na GAMBOA, zona portuária do RIO, foi encontrado morto hoje, no presídio ARI FRANCO, em ÁGUA SANTA, subúrbio carioca. Suspeita-se que ele tenha se suicidado.  
A MADRID JOALHERIA, que fica no CARREFOUR do bairro do LIMÃO, zona norte de SÃO PAULO, foi assaltada hoje por dois homens armados. Segundo a Polícia Militar, cerca de 30 peças foram roubadas e a dupla fugiu de moto. O Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (DEIC) vai investigar. Em nota, o CARREFOUR lamentou o fato.
Faleceu o padre jesuíta FERNANDO BASTOS DE ÁVILA, aos 92 anos. Entrou na PUC/RIO em 1954, como professor. Em 1955, criou a Escola de Sociologia, Política e Economia, da qual foi diretor até 1967. Após ser nomeado vice-reitor da universidade, em 1964, começou a batalha para o reconhecimento da profissão de sociólogo. Entrou para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em agosto de 1997. Atuante, sempre comparecia às sessões. 

Morreu a nutricionista e voluntária ELIZA MALITO MONETTI, aos 87 anos, vítima de um câncer, no Hospital UNIVERSITÁRIO na USP. Nasceu na capital paulista em 9 de agosto de 1923. Filha de AMÉRICO ANTÔNIO MALITO e ADELINA GUADAGNOLI. O pai nasceu em ITATIBA, no interior do Estado, e trabalhou em fazendas até se mudar com a família para SÃO PAULO. ELIZA passou a adolescência no BRÁS, na zona leste, em meio a imigrantes italianos. Estudou e se formou dietista, profissão hoje substituída pela Nutrição, e trabalhou em um hospital no TATUAPÉ. Permaneceu morando no BRÁS depois de se casar com JÚLIO MONETTI em 1946. Com o industrial da área metalúrgica teve três filhas: DENISE, psicóloga; LÍDICE, decoradora; e ELIANE, engenheira civil e professora da USP. Com o tempo, ELIZA optou por parar de trabalhar, para se dedicar integralmente à família. Do BRÁS, se mudaram para a VILA MONUMENTO, depois para o JARDIM PAULISTA e, em 1990, foram para o GUARUJÁ. Foi no litoral que ELIZA ficou viúva de seu companheiro e por 15 anos dedicou seus dias aos trabalhos como voluntária na Comunidade Espírita Cristã do GUARUJÁ. Graças a sua habilidade manual, ajudava a preparar brindes para o bazar com fundos revertidos aos necessitados e também preparava a sopa distribuída a pessoas carentes. “Minha mãe gostava muito de fazer atividades beneméritas, era muito desapegada das coisas e ajudava os mais necessitados”, conta a filha ELIANE. Deixa três filhas, duas netas e dois bisnetos. 

Por ordens médicas, BETTY FARIA está impedida, temporariamente, de atuar na peça “SHIRLEY VALENTINE”, onde a atriz interpretaria a personagem título. A assessoria do espetáculo informou que a estreia no Centro Cultural BANCO DO BRASIL, do RIO DE JANEIRO, foi adiada para 2011, com data ainda a ser definida. Esse trabalho marca a volta de BETTY aos palcos depois de um intervalo de quase dez anos.

Após 20 anos, o ex-beatle PAUL McCARTNEY está de volta ao BRASIL para turnê de shows. Ele desembarcou hoje por volta das 11 horas no Aeroporto SALGADO FILHO, em PORTO ALEGRE. PAUL chegou ao país em um jato de médio porte. No desembarque, o astro do rock entrou em uma caminhonete que estava estacionada na pista, bem ao lado do avião. O músico foi direto para o HOTEL SHERATON, com escolta da Polícia Milita. Na porta do hotel era grande a concentração de fãs. A banda que acompanha o ex-beatle está no país desde quarta-feira. PAUL fará três shows: amanhã em PORTO ALEGRE; e dias 21 e 22 no Estádio do MORUMBI, em SÃO PAULO. Todas as apresentações tiveram seus ingressos esgotados em poucas horas.

Diante da derrota nas eleições para o Congresso, a atenção do presidente dos EUA, BARACK OBAMA, pode se voltar para sua agenda externa. A presença mais forte de republicanos nas duas Casas impedirá qualquer avanço da CASA BRANCA em relação a CUBA e cobrirá com forte viés ideológico outros imbróglios da AMÉRICA LATINA, como HONDURAS, NICARÁGUA e VENEZUELA. Mas a região já estava fora do radar da CASA BRANCA antes da eleição. A aposta de OBAMA estará na CHINA, na ÍNDIA – onde chegou hoje – e na RÚSSIA, no processo de paz no ORIENTE MÉDIO e na solução para AFEGANISTÃO e IRAQUE. O presidente BARACK OBAMA anunciou hoje, durante sua visita a MUMBAÍ, a capital financeira da ÍNDIA, o fechamento de 20 acordos comerciais com o gigante asiático que ajudarão a criar 50 mil empregos nos EUA. Em um discurso transmitido pelas tevês indianas, OBAMA disse que os pactos têm um valor total de 10 bilhões de dólares. Segundo o presidente, entre os acordos está um obtido pela companhia americana BOEING, que venderá “dezenas de aviões de carga” à ÍNDIA e outro do conglomerado GENERAL ELETRIC, que fornecerá “mais de cem” motores ao país asiático. No discurso a empresários dos dois países, o presidente americano pediu à ÍNDIA que flexibilize suas barreiras nos âmbitos comercial e financeiro para, assim, estimular as relações econômicas entre as duas maiores democracias do mundo.

Equipes de resgate de CUBA encerraram as operações de recuperação dos corpos dos passageiros e tripulantes de um avião que caiu em uma região central da ilha na última quinta-feira com 68 ocupantes, sendo dez estrangeiros. Foi considerado o pior acidente aéreo em décadas ocorrido no país. A aeronave, operada pela estatal AERO CARIBBEAN, caiu a cerca de 30 quilômetros da cidade de SANCTI SPIRITUS. Quarenta pessoas a bordo eram cubanas e 28 turistas. Os corpos foram para HAVANA.

O ministro do interior alemão, THOMAS DE MAIZIERE, disse que existem “sérios indícios” que ataques terroristas estão sendo preparados na EUROPA e nos ESTADOS UNIDOS. DE MAIZIERE, que até agora tem abrandado as crescentes preocupações em relação à segurança, disse ao jornal “BILD AM SONNTAG” que estava preocupado. Na semana passada, pacotes com bombas foram enviados do IÊMEN para alvos nos EUA e para embaixadas e governos da UNIÃO EUROPÉIA.

Jogando em casa, ROGER FEDERER atropelou hoje o americano ANDY RODDICK por 2 sets a 0 e garantiu vaga na final do ATP 500 DA BASILEIA. Amanhã, na decisão do título o suíço vai enfrentar o sérvio NOVAK DJOKOVIC, que superou seu compatriota VIKTOR TORICKI por 2 sets a 0. No ano passado, DJOKOVIC e FEDERER também decidiram o título. Na ocasião, o sérvio levou a melhor e conquistou o caneco. Apesar da derrota, FEDERER tem vantagem nos confrontos diretos. Em 17 jogos disputados, venceu 11 vezes o rival.

2 011        :         -       DOMINGO
O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO publica uma reportagem “HOMEM COM FAMA DE MAU DA ADEUS À ROTA” – Dia 20, o TENENTE-CORONEL PM TELHADA se aposenta compulsoriamente. Polêmico e linha-dura no combate ao crime, já perdeu a conta de quantos matou. Ele se compara ao SUPERMAN, que elegeu para ídolo.
Pela primeira vez em 33 anos de profissão, o TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA, atual Comandante da ROTA (Rondas Ostensivas TOBIAS DE AGUIAR), se vê de mãos atadas diante de um “inimigo” prestes a nocauteá-lo:a aposentadoria compulsória. “Estou-me sentindo um condenado a caminho do corredor da morte. Conto os dias, as horas e os minutos que faltam”, diz. Um dos mais polêmicos oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo devido à fama de matador de bandidos conquistada na década de 1980, quando ainda era tenente na ROTA – a tropa de elite mais cobiçada da PM – TELHADA e outros 46 tenentes-coronéis foram atingidos pela Lei Complementar 1.150, de 20 de outubro de 2011, que obriga todo oficial com mais de 30 anos de serviço e cinco no mesmo posto a passar para a reserva. Eles têm até o próximo dia 20 para sair. “Quando me perguntam a razão de passar para a reserva com apenas 50 anos de idade, digo que não sou eu quem está se aposentando, mas eles que me aposentaram”, lamenta.
Ele nem saiu da ROTA e já está recebendo propostas de trabalho, inclusive para entrar na política. “Ainda não sei o que vou fazer porque sinto um grande vazio dentro de mim. Fui pego de surpresa, não tive tempo de me preparar”. TELHADA perdeu a conta de quantos bandidos matou ao longo da carreira. Contudo, lembra-se que o último foi em 28 de julho de 2008, dez meses antes de assumir a chefia da ROTA (em 7 de maio de 2009). “O número choca. Eu não posso falar. Só sei que, em um ano qualquer foram 13”, diz. Ele garante que matar é coisa do passado. “Hoje só tenho fama de homem mau. Eu sou um paizão para os meus soldados”, diz. O comandante não é do tipo de ficar na mesa esperando as coisas acontecerem. Ele prefere ir a campo com a tropa enfrentar o criminoso. “eu adoro a rua. Um comandante não pode se esconder no gabinete e mandar o soldado tomar tiro. A tropa tem de respeitar você pelo exemplo, saber que você é da pegada.” Casado com a civil IVANIA desde 18 de maio de 1985, tem dois filhos: PAULO HENRIQUE, tenente da ROCAM, e JULIANA, estudante de Direito, que sonha ser delegada federal. Na vida doméstica, ele é o inverso da atividade profissional. “Eu não gosto de rock e cinema. Sou um cara família, não bebo, não fumo e há 39 anos toco clarinete na igreja”, afirma. Em sua mesa de trabalho TELHADA mantém, em meio a uma série de troféus e lembranças de carreira, uma estátua do SUPERMAN envelhecido. “Ganhei dos meus filhos quando fiz 45 anos. É o meu ídolo, me identifico com ele”, diz. E explica: “Na PM sou o TELHADA, oficial linha-dura, temido e na vida civil me chamam de PAULINHO DA CONGREGAÇÃO (CRISTÃ DO BRASIL). TELHADA prepara para dezembro o lançamento de um livro sobre os 120 anos da ROTA, que levou cinco anos escrevendo. Ele esperava lançá-lo ainda como comandante. “Não deu, faz parte. Comigo ou sem, a ROTA continuará do mesmo jeito.” LEMA PROFISSIONAL: “Se eu avançar, sigam-me; seu eu morrer, vinguem-me; se eu recuar, matem-me”.     

Mensagem do TENENTE-CORONEL PM VALTER ALVES MENDONÇA, Comandante do 19º BPMM.
Caros Amigos.
Em conseqüência de Lei específica tenho a partir de 20 de Outubro de 2011, 30 dias de prazo para me manifestar se: peço passagem para inatividade serei promovido a Coronel da Polícia Militar ou se não peço passagem para inatividade serei compulsoriamente inativado (ex-oficio) não tendo a respectiva promoção.
Como permaneci no Comando do 19º Batalhão por 9 anos e dois meses, tenho meu sentimento de Dever Cumprido estando profundamente honrado e agradecido pelo empenho de todos os oficiais, praças e civis amigos desta gloriosa Unidade e neste ato venho a público declarar que se não fosse o trabalho de cada policial militar nenhum sentimento de orgulho teria em alcançar esta marca de tanto tempo no comando de uma unidade operacional como também o fato de neste período, graças a Deus, não tive o dissabor de sepultar algum Policial Militar que tenha perdido sua vida em Serviço.
Agradeço a todos que participaram do meu Comando indistintamente e me coloco à disposição para qualquer eventualidade, pelos seguintes meios:
e-mail: Valter@metec.com.br
telefone: (11) 7821-2560.
Um Grande Abraço a todos e sigamos o caminho definido por Deus.

PREZADO MILTON
Estou lhe encaminhando a edição de outubro do jornal eletrônico "32 EM MOVIMENTO", onde, à página 20 está explicado como funciona essa malfadada pensão.
Aconselho que se escreva uma carta diretamente ao governador do Estado, reforçando os nossos pedidos que até agora não encontraram eco no Executivo.
Caso queira, também pode escrever para a Sociedade, que encaminharemos a S. Exa. o governador GERALDO ALCKMIN.
Em 6 de novembro de 2011 11:21, Milton Basile miltonbasile@gmail.com> escreveu:
Bom dia, Coronel Ventura.
Ontem minha mãe veio me falar, que a filha do nosso querido Antônio Américo > de Camargo Andrade, está internada em uma instituição para idosos chamado > Mão Branca.
Passando por sérias dificuldades, ela comentou com minha mãe, que o governo do Estado de São Paulo havia prometido uma pensão à ela e até hoje, não tinha recebido.
Sua filha está doente e ela está precisando muito deste dinheiro.
Sabendo que faço parte do MMDC, ela me pediu para ver o que poderia ser feito.
Abraços e obrigado.
Milton Luiz F. Basile
(11) 5181-6984

INTENTONA COMUNISTA DE 1935
Gen Bda R1 Paulo Chagas
Planejada, aprovada, apoiada e monitorada por Moscou, a insidiosa trama pretendia trazer para o Brasil o modelo de revolução idealizado pela Internacional Comunista para países considerados semi-coloniais, como ficou recentemente comprovado após a abertura dos arquivos da antiga União Soviética.
Desencadeada em Natal no dia 23 de novembro, deixou logo claro o aspecto pérfido de que se revestiam suas ações, causando imediato sentimento de repulsa na população, aversa ao comunismo.
A traição de falsos companheiros, suas revoltantes atrocidades e o assassínio frio e calculado de camaradas que até a véspera neles confiavam calaram fundo não só na alma militar, mas no coração de todo o povo brasileiro que de imediato repudiou e condenou o movimento.
Da mesma forma que combateram o tirânico totalitarismo de direita, representado pelo nazifascismo na 2a Guerra Mundial, os soldados brasileiros, por três vezes livraram a Pátria dos horrores da ditadura comunista.
Recordar a chamada "Intentona de 1935" tem por objetivo não deixar esquecer que todas as organizações ou movimentos radicais de extrema esquerda que atuaram no Brasil pretenderam, de uma forma ou de outra, implantar aqui regimes totalitários nos moldes da União Soviética, da China, da Albânia ou de Cuba, suas fontes de inspiração, tendo, na grande maioria, optado pela violência da guerra não declarada, não convencional, ilimitada e covarde para fazer valer seus argumentos e impor seus objetivos.
Os crimes nazistas, denunciados de forma veemente e consecutiva a sua descoberta, induziram ao repúdio definitivo às idéias e aos métodos empregados por Hitler e seus seguidores.
O mesmo não tem ocorrido com os crimes das ditaduras de esquerda, pois o patrulhamento ideológico tem se encarregado eficientemente de encobrí-los ou torná-los amenos para a opinião pública.
A história, infelizmente, tem sido contada de forma facciosa e distorcida, transformando heróis em bandidos e vice-versa. Aqueles que quiseram destruir a democracia aparecem como os merecedores de indenizações legítimas, enquanto que os que quiseram defendê-la são apresentados unicamente como cruéis protagonistas da repressão.
Os inconseqüentes idealistas do pensamento e da verdade únicos que conduziram boa parcela de uma geração a acreditar na utopia comunista, mesmo derrotados no campo da luta e das idéias, permanecem teimosamente, de forma hipócrita e sub-reptícia, a pregar a grande mentira que mascara seu passado.
Vale ressaltar que foram e continuarão a ser derrotados enquanto a democracia for anseio e patrimônio do povo desta terra.
É, portanto, oportuno e necessário reverenciar e homenagear os verdadeiros heróis da liberdade, os que deram ou arriscaram suas vidas, reagindo à traição de fanáticos a serviço do comunismo internacional.
Como membros de uma sociedade livre e soberana é nosso dever refletir sobre a verdade histórica e avaliar recentes vitórias construídas em nome da liberdade responsável de escolher o que nos convém. É tempo de ponderar sobre conquistas que temos obrigação de manter, consolidar e a aperfeiçoar sem permitir ou aceitar retrocessos em qualquer direção!
ESTAMOS REPASSANDO O ARTIGO GO GENERAL PAULO CHAGAS
27 DE NOVEMBRO É UM DIA TRISTE DE NOSSA HISTÓRIA. ESTAMOS AO LADO DOS HERÓIS!
27 DE NOVEMBRO É O SOL BRILHANTE DA LIBERDADE NO CÉU DO BRASIL!.
O GRUPO GUARARAPES CONTINUA FIRME NA LUTA PELA DEMOCRACIA. DEMOCRACIA SE FAZ LUTANDO PELA LIBERDADE E NÃO SE DEFENDENDO CRIMINOSOS, LADRÕES, ASSASSINOS, SEQÜESTRADORES, ASSALTANTES DE BANDOS, MENSALEIROS, ALOPRADOS ETC.
VAMOS A MISSA NA IGREJA DA PRAINHA, EM FORTALEZA.
DIA:27 DE NOVEMBRO 2011
HORA:0900
LOCAL: IGREJA DA PRAINHA – ANTIGO SEMINÁRIO
CIDADE: FORTALEZA
REPASSEM!
CONVIDE! LEVE UM AMIGO!

Cinegrafista da Band é morto durante operação policial no Rio
DO RIO: - O cinegrafista Gelson Domingos da Silva, da Band, morreu na manhã deste domingo após ser baleado no peito enquanto cobria uma operação policial na favela de Antares, na zona oeste do Rio. Segundo a assessoria de imprensa da PM, a operação começou por volta das 6h30 e tem como objetivo reprimir o tráfico de drogas e armas na região. A chegada dos policiais foi seguida por intenso tiroteio. A PM chegou a levar o cinegrafista à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Santa Cruz. Segundo a secretaria estadual de Saúde, porém, ele já chegou ao local morto, por volta das 7h40. O órgão diz que ainda foram feitas tentativas de reanimação, mas sem sucesso. O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, foi à unidade prestar apoio à família. O corpo foi transferido ao IML ainda na manhã deste domingo. Policiais do Bope do Batalhão de Choque permanecem na comunidade. A assessoria da PM não soube informar se há presos ou feridos. A Band foi procurada pela reportagem, mas, até o momento, não se manifestou sobre a morte do funcionário. (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1002388-cinegrafista-da-band)
Em 20 anos de profissão, GELSON jamais perdeu o entusiasmo pela busca diária das melhores imagens. O repórter cinematrográfico vibrava quando concluía com sucesso uma matéria como se fosse uma vitória do VASCO,s eu time do coração. A paixão pela profissão sempre foi maior do que os perigos diários de quem cobre situações de risco nas ruas e morros do RIO. Generoso, GELSON gostava de repassar aos colegas um pouco da experiência somada em emissoras como SBT, RECORD e BANDEIRANTES. “Ele era um homem corajoso, amigo. Aprendi muito com GELSON. Ele gostava muito do que fazia”, diz o cinegrafista da TV GLOBO ALLEX NEDER. “O GELSON era um profissional super experiente, detalhista, apaixonado pelo que fazia, brincalhão e doce”, comenta a jornalista DEISE MARÇAL, colega do repórter cinematográfico, que fez parte da diretoria do Sindicato dos Radialistas do Estado do RIO por dois mandatos. GELSON é lembrado também pela família como um homem batalhador, honesto e sempre alegre. Casado com EDILENE, pai de três jovens e avô duas vezes, sempre arrumava tempo para curtir bons momentos junto dos familiares. Cuidava dos irmãos mais novos como filhos. “Um grande amigo nosso, sempre preocupado com todos”, afirma o irmão RICARDO DOMINGOS. Cinegrafista da TV BANDEIRANTES, GELSON morreu neste domingo, aos 46 anos, durante cobertura de uma operação policial na FAVELA DE ANTARES, na zona oeste do RIO, com um tiro no tórax. Será enterrado amanhã à tarde no Cemitério Memorial do Carmo. GELSON nasceu em 1965.  
Com show de Neymar e recorde de Borges, Santos vence e mantém Vasco em segundo
Mais de 12 mil pessoas foram à Vila Belmiro ver o retorno de Paulo Henrique Ganso diante de um dos postulantes ao título brasileiro, o Vasco. E o torcedor santista foi premiado com uma bela atuação de Neymar, o 23º gol de Borges no campeonato e a volta dos precisos passes do camisa 10, ataque que comandou os 2 a 0 e impediu os cariocas de alcançarem a liderança da tabela.
O resultado deixa o Vasco com 58 pontos, mesma contagem do Corinthians, que perdeu para o América-MG. Já o Santos subiu uma posição e é o nono com 48 pontos, tranquilo no meio da tabela e a cinco jogos do Mundial de Clubes.
Logo na primeira investida de Neymar no jogo, o camisa 11 recebeu do lado esquerdo, colocou na frente e acabou derrubado por Dedé. A falta era lateral, mas Neymar cruzou forte e a bola foi parar no ângulo de Fernando Prass após um leve desvio do zagueiro vascaíno Renato Silva. 1 a 0 Santos, logo aos três minutos.
O Santos seguiu com mais posse de bola, mas aos 23 minutos o ataque do Vasco protagonizou o lance mais polêmico do jogo. Depois de cruzamento pela direita, Diego Souza subiu mais que Danilo e marcou de cabeça. Mas o leve apoio do vascaíno sobre as costas do lateral santista foi visto como falta pelo árbitro André Luiz de Freitas Castro, que anulou o gol de empate.
Ainda no primeiro tempo, Juninho Pernambucano cobrou falta com perigo, à direita do goleiro Rafael. Depois, Neymar assustou Prass mais duas vezes: primeiro ao receber de Ganso e chutar em cima do goleiro adversário; depois, com bom cruzamento que encontrou Bruno Rodrigo, mas o zagueiro desviou para fora.
Na volta para o segundo tempo, o Vasco reclamou de pênalti em jogada de linha de fundo. O lateral Fagner chegou na ponta direita e cruzou bola que explodiu no braço de Durval. O árbitro, porém, não viu intenção e julgou que o zagueiro tinha o braço colado no corpo.
Depois, Neymar seguiu sendo o homem mais perigoso do ataque santista. Nova boa bola de Ganso, que deixou o camisa 11 cara a cara com Prass. Foi então que um dos melhores jogadores do mundo ameaçou o chute, driblou o goleiro, segurou a bola e tocou para Borges, que na hora de fazer chutou em cima do lateral Fagner.
Pouco depois o mesmo Neymar acionou Borges, e na sobra Danilo soltou o pé para boa defesa de Fernando Prass. Já aos 17 minutos, foi a vez do jovem atacante driblar Renato Silva dentro da área e tocar para trás. Ganso, de direita, chutou por cima do gol.
Só aos 23 minutos o Vasco voltou a assustar, e novamente com Juninho. O experimente meia bateu falta na entrada da área que, por pouco, não entra no canto do goleiro Rafael, que ficou torcendo do meio do gol.
Mas a reação do Vasco não veio, e o Santos marcou mais um aos 28 minutos. Neymar carregou pelo meio e tocou para Borges soltar o pé de fora da área e marcar o 23º gol dele no Campeonato Brasileiro - recorde de um santista numa só edição da competição, superando Serginho Chulapa. No fim, Ganso apareceu de novo, e com toque de letra deixou Alan Kardec na cara do gol, mas o atacante chutou em cima do goleiro.
FICHA TÉCNICASANTOS 2 X 0 VASCO.
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP).
Data: 6 de novembro de 2011, domingo.
Horário: 17 horas (horário de Brasília).
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (Asp.Fifa-GO).
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Asp.Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO).
Renda: R$ 215.260,00.
Público: 12.305 pagantes.
Cartões amarelos: Diego Souza (Vasco).
Gols: SANTOS: Neymar, aos 3 minutos do primeiro tempo e Borges, aos 28 minutos do segundo tempo.
SANTOS: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Adriano, Henrique, Arouca e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec) Técnico: Muricy Ramalho.
VASCO: Fernando Prass, Fágner, Dedé, Renato Silva e Julinho (Diego Rosa); Nílton, Felippe Bastos, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Éder Luís (Leandro) e Élton (Bernardo) Técnico: Cristóvão Borges (interino)

O CORINTHIANS faz sua caminhada rumo ao título do Campeonato Brasileiro na ponta dos dedos. Além disso, tem contado com a sorte, ou o azar dos seus principais rivais. Mas, na 33ª rodada, apesar de novo fracasso de VASCO e BOTAFOGO, que perderam de SANTOS e FIGUEIRENSE, o cuidado extremo e a falta de arrojo ofensivo puniram o time do PARQUE SÃO JORGE, que perdeu por 2 a 1 para o AMÉRICA MINEIRO, lanterna do campeonato. O resultado mantém a equipe na ponta da tabela, com 58 pontos, ainda empatado com o VASCO, mas foi desastroso para os planos de TITE e do elenco corintiano, que esperavam vencer o frágil rival mineiro, que está prestes a cair para a Segunda Divisão, para se isolar na liderança.  O tropeço deixa o time em estado de alerta para o confronto com o ATLÉTICO – PR no próximo domingo. Isso porque antes de perder do AMÉRICA MINEIRO o CORINTHIANS sofreu para vencer o AVAÍ, que como o time paranaense, também luta contra a degola.

O FLAMENGO goleou o CRUZEIRO por 5 a 1, no ENGENHÃO, e voltou a se aproximar dos líderes do campeonato. Com 55 pontos, o time está a apenas três de CORINTHIANS e VASCO. Já o CRUZEIRO entrou na zona de rebaixamento, com 34 pontos. O FLUMINENSE derrotou por 2 a 1 o INTERNACIONAL no BEIRA-RIO, e, beneficiado pelos resultados da 33ª rodada, também entrou na luta pelo título brasileiro. Com 56 pontos, o FLUMINENSE está a dois do VASCO e do líder CORINTHIANS. No duelo dos ATLÉTICOS na ARENA DA BAIXADA, prevaleceu o desespero da equipe paranaense, que não atuou bem mas conseguiu virar o jogo no começo do segundo tempo para 2 a 1, graças a dois gols de cabeça de NIETO. ANSELMO fez o gol do ATLÉTICO – GO no primeiro tempo.

Faltam apenas três pontos, pelos cálculos de LUIZ FELIPE SCOLARI, para o PALMEIRAS fugir definitivamente do rebaixamento e começar a planejar  com calma uma retomada de rumos para 2012. Mas parece que os jogadores não entenderam o recado do treinador. Hoje, mais uma vez, o time teve uma atuação medíocre e conseguiu perder por 2 a 0 para um dos visitantes mais afáveis da competição, o CORITIBA, que só havia vencido dois jogos fora de casa em 16 oportunidades. Foi a oitava partida do PALMEIRAS sem vitória, o que acaba com a já abalada paciência do torcedor palmeirense.

Em uma corrida tumultuada, hoje, CACÁ BUENO envolveu-se em um acidente na última volta no circuito de NOVA SANTA RITA (RS), mas ficou com o título da temporada da STOCK CAR. O piloto contou com fraco desempenho do rival MAX WILSON, único que poderia desbancá-lo na briga pelo troféu e se sagrou tetracampeão da categoria. MAX WILSON também não completou a prova. Envolveu-se em uma batida com vários carros no mesmo ponto em que CACÁ parou, no trecho final do circuito.

ROGER FEDERER encerrou um jejum de dez meses sem título hoje, ao arrasar o japonês KEI NISHIKORI no final do TORNEIO DA BASILÉIA. Diante de sua torcida, o suíço não deu chance ao jovem rival e fechou o jogo por 2 sets a 0. FEDERER chegou ao seu quinto título (também venceu em 2006, 2007, 2008 e 2010) na BASILEIA e ao 68º na carreira. De quebra, o atual número 4 do mundo pôs fim a um jejum de dez meses sem troféus. Sua última conquista aconteceu em DOHA, na primeira semana do ano. Desde então ele foi derrotado em duas finais: DUBAI (contra NOVAK DJOKOVIC) e ROLAND GARROS (diante de RAFAEL NADAL). A sérvia ANA IVANOVIC bateu com facilidade a espanhola ANABEL MEDINA GARIGUES hoje e conquistou o bicampeonato do TORNEIO DE BALI, na INDONÉSIA. A atual 23ª colocada no ranking mundial, que completou 24 anos hoje, venceu por 2 sets a 0, em apenas 1 hora e 1 minuto e pôs fim ao jejum de um ano sem títulos.      

Dos 94 deputados estaduais paulistas, onde contam com proteção da Assembléia Legislativa. O JORNAL DA TARDE localizou dez deles e questionou o porquê da escolta. As respostas vão de ameaças recebidas pelos parlamentares há alguns anos, o risco de transitar por regiões do Estado com muitos presídios e até amizade com o PM. As cessões dos policiais são autorizadas pela presidência da Casa. O MAJOR PM OLÍMPIO contesta com a prática, dizendo que apenas o governador poderia deslocar policiais para escoltar os políticos.

Trecho da Rua HELVÉTIA, cerca de 300 metros, no centro, foi tomado por acampamentos de dependentes da cracolândia. Nesse trecho, ninguém entra a pé ou de carro, nem mesmo o caminhão da coleta de lixo. Até ônibus mudaram o trajeto.

O castelinho da Rua APA, na esquina com a Avenida SÃO JOÃO, ganhou um projeto de restauro que vai manter a estrutura do simbólico prédio construído em 1912 pela família REIS – e que anos depois seria palco de um crime protagonizado pela mesma família. O projeto do arquiteto PAULO BASTOS precisou de duas autorizações do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio de São Paulo (CONPRESP), órgão pelo qual o imóvel é tombado: a primeira para reformar o castelinho e a segunda, recém-conquistada, para restaurar também a edícula ao lado. Desde janeiro, a reforma do castelinho estava emperrada por causa dessa edícula, que não é protegida pelo patrimônio e está na “área de tombamento” do castelinho. O projeto previa transformá-la em um prédio baixo, de cinco andares, separado do famoso vizinho da Rua APA por um jardim. O problema é que o CONPRESP não permitia um prédio ali. Depois de muitas reuniões e conversas, o conselho entendeu que a reforma da edícula valorizaria a arquitetura do peculiar imóvel ao lado e decidiu mudar o dispositivo de tombamento. Agora, com o imbróglio patrimonial resolvido, falta o dinheiro. A ONG CLUBE DE MÃES DO BRASIL – cuja sede funciona na edícula – e o arquiteto PAULO BASTOS estimam serem necessários 5 milhões de reais para bancar o projeto, recurso que pretendem captar inscrevendo-o na LEI ROUANET. A idéia é que o castelinho seja um centro de qualificação e atendimento à população voltado para o público-alvo do trabalho da ONG, que ajuda moradores de rua e dependentes químicos. O crime a que PAULO se refere é o que transformou o castelinho em uma lenda da cidade: em 21 de maio de 1937, dentro do imóvel, ÁLVARO CÉSAR GUIMARÃES REIS matou a mãe, MARIA CÂNDIDA, e o irmão, ARMANDO, e se suicidou. Sem herdeiros, o terreno passou a ser propriedade da União e ficou abandonado durante anos, servindo de abrigo para “noias” da região. Com a lenda, ganhou fama de casa mal-assombrada.   

GUSTAVO BUENO DE TOLEDO nasceu em JACAREÍ, no interior paulista, e viveu até os dez anos de idade em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Após seu pai se aposentar como gerente de serviços de uma concessionária, GUSTAVO decidiu se mudar com a família para MOGI MIRIM, onde tinha parentes. Prestou Administração e foi aprovado na METROCAMP, em CAMPINAS. Morava em uma pequena república de estudantes e começou a fazer estágio numa empresa de RH. Após a faculdade, queria estudar contabilidade. Em 2009, sentiu a mão dormente e não conseguiu mover dois dedos. Foi diagnosticado um tumor no cérebro. Morreu hoje aos 23 anos.  

Os jornais e emissoras de TV trazem notícias sobre os acontecimentos na COLÔMBIA após a morte de ALFONSO CANO. As FARC afirmam que não irão se calar após a morte de seu líder, Alfonso Cano. Dizem que 'a queda do camarada Cano simboliza a resistência do povo colombiano'. E enfatizam: 'A paz na Colômbia não nascerá de nenhuma desmobilização guerrilheira, mas sim da abolição definitiva das causas que fizeram surgir a revolta. Analistas ouvidos pela BBC Brasil avaliam que a declaração das Farc deixa claro que a guerra ainda é viável para o grupo e que, para a guerrilha, a desmobilização vai além da 'mera' entrega de armas. 'Tanto o governo quanto às Farc têm condições de continuar em guerra. Do contrário já teriam buscado negociar sem combate, com diálogo. A guerrilha sofreu baixas importantes, mas tem estrutura militar, recursos e estratégias para seguir com mudanças no comando', destaca o professor de ciência política da Universidade Pontifícia Javeriana, Pedro Valenzuela. O analista em conflitos e paz Victor de Currea Lugo disse à BBC Brasil que do ponto de vista da negociação pela paz, o problema central é a intolerância presente nas duas partes do conflito. 'A Colômbia é um país muito polarizado. O governo fala em entrega de armas e diz que as Farc chegaram ao seu ponto de inflexão. A guerrilha, por sua vez, não parece se ver assim. Ao contrário, eles mantêm o mesmo discurso combativo de antes e não apresentam pontos de diálogo.'Lugo ressalta que uma questão-chave é a reforma agrária. 'As Farc são um movimento agrário. Eles querem a redistribuição de terras e vão querer sempre. Se o estado não considerar esse ponto, não haverá abertura por parte do grupo.' Outro fator apontado por Valenzuela é a falta de segurança que as Farc podem enfrentar caso se desmobilize, porque não há garantias jurídicas nem políticas que o grupo não possa sofrer ações de extermínio caso se reintegrem à sociedade. 'Nos anos 80 e 90, vimos na Colômbia o extermínio por paramilitares dos integrantes da União Patriótica (partido ligado às Farc), logo após um processo de negociação de paz. Por isso uma coisa é o estado convidar à reintegração, outra coisa é oferecer garantias', alerta. Valenzuela reforça que a presença forte de grupos paramilitares no país é um entrave a reintegração das Farc. 'O paramilitarismo de extrema-direita é a outra face do radicalismo colombiano. O país tem que equilibrar essas forças antagônicas se quiser estabelecer a paz.' Com a morte de Cano, o secretariado das Farc -- que é composto por sete membros permanentes e dois suplentes - terá que decidir internamente por um nome que tenha o peso dos líderes anteriores.

O substituto de CANO poderá ser Iván Márquez. Refugiado na Serrania del Perijá, na divisa entre Colômbia e Venezuela, Marquez era amigo de Cano e tem a experiência de 34 anos de guerrilha. Ele tem muita afinidade ideológica com os antigos líderes do movimento e já participou de processos de diálogo pela paz anteriormente. O outro nome entre os mais cotados, Timochenko é o mais antigo membro do secretariado das Farc. Ele é considerado por autoridades colombianas como o grande estrategista militar do grupo. Segundo dados encontrados no computador do comandante Raúl Reyes (morto pelo exército colombiano em 2008), ele teria atuado como uma espécie de embaixador das Farc e tem uma rede de contatos no Brasil e Venezuela.
Herdeiro de uma dinastia de grandes líderes gregos, George Papandreou abandona a chefia do governo após uma batalha titânica contra a dívida, os mercados financeiros e a opinião pública. O ex-primeiro ministro, de 59 anos, que comparou a economia grega com um barco afundando quando pediu ajuda a seus parceiros europeus em abril de 2010, deixa agora o país mais ou menos como o Titanic após colidir com o iceberg, segundo comentaristas e analistas. No entanto, esse social-democrata reformista, nascido e educado nos Estados Unidos, começou sua carreira de forma impecável quando tomou o poder em outubro de 2009, atacando o déficit e as dívidas acumuladas por seus antecessores. Terceiro de sua família a dirigir a Grécia, George Papandreou prometeu então uma reativação econômica e "colocar ordem" no Estado, onde reinava o clientelismo e a corrupção. Desde maio de 2010, quando o primeiro plano de resgate da Grécia foi fechado com UE e FMI, Papadreou lutou para encontrar o ponto certo para satisfazer os credores do país, que pediam cada vez mais austeridade, e satisfazer um eleitorado cada vez mais indignado com os cortes, que não tardou em sair às ruas e organizar greves gerais. No entanto, o primeiro plano de resgate não foi suficiente para reduzir uma dívida de mais de 300 bilhões de euros (mais de 150% do PIB do país), e as medidas de austeridade não serviram mais do que para acentuar a recessão. Após a concretização de um segundo plano europeu de resgate na madrugada de 27 de outubro, Papandreou cometeu um erro decisivo ao propor submetê-lo a referendo. O anúncio gerou pânico generalizado nos mercados, e a ira dos sócios europeus, já que a incerteza da consulta era incompatível com o pagamento das novas parcelas de ajuda financeira. Após empregar parte de seu capital político para lutar contra a dívida herdada, perdeu a credibilidade que lhe restava. O fracasso e o abandono da iniciativa de referendo o obrigaram a negociar um governo de coalizão com seu inimigo irredutível, o líder da direita Antonis Samaras. Neto e homônimo do líder centrista do pós-guerra, George Papandreou iniciou sua carreira política aos 29 anos à sombra de seu pai, Andreas, fundador do Movimento Socialista (Pasok) em 1974. Logo seguiu trajetória semelhante. O mais velho de quatro filhos, George, que nasceu em 1952 em Saint-Paul, Minnesota, Estados Unidos, começou sua carreira ocupando postos secundários nos governos de seu pai (1981-1989 e 1993-1996). Sociólogo de formação, marcado pela experiência da social-democracia escandinava, deu as costas nos anos 1990 à velha guarda populista do Pasok. Aderiu então ao campo modernista de Costas Simitis, primeiro-ministro de 1996 a 2004. Este último lhe confiou a pasta de Relações Exteriores. Conhecido por sua amabilidade e seu senso de compromisso, George Papandreou foi um dos arquitetos em 1999 da distensão diplomática com a Turquia e seus vizinhos dos Balcãs. Apesar do virulento sentimento antiamericano dos gregos, Papandreou manteve boas resoluções transatlânticas e durante a crise recebeu diversas demonstrações de apoio do presidente Barack Obama.

2 012     :      -      TERÇA-FEIRA
O ESTADO DE SÃO PAULO – INTERNACIONAL – OBAMA E ROMNEY MEDEM FORÇA NAS URNAS – Presidente chega com ligeiro favoritismo às eleições de hoje. Democrata e republicano lançam-se a maratona de comícios. Candidatos apelam a astros da música pop para atrair eleitores.
O presidente BARACK OBAMA tem ligeiro favoritismo para vencer as eleições de hoje nos EUA, apesar de estar tecnicamente empatado nas pesquisas com o adversário, MITT ROMNEY. A vantagem do democrata está no Colégio Eleitoral, onde seu caminho para alcançar a metade dos 538 delegados tem bem menos obstáculos do que o republicano. De acordo com a média das pesquisas calculada pelo site REAL CLEAR POLITICS, OBAMA tem 48,8% de ROMNEY, dentro da margem de erro. O presidente aparece na frente do rival em três dos oito principais levantamentos, com o adversário liderando em dois, além de mais três colocando ambos com o mesmo porcentual.  Com o cronômetro na mão, OBAMA e ROMNEY percorreram ontem Estados cruciais para a eleição, com a mesma receita tradicional de vitória: animar o cidadão já conquistado a votar, ainda que sob a neve. Ambos trocaram acusações e reforçaram promessas de campanha. “Nosso trabalho não terminou ainda. Vamos terminar o que começamos”, declarou OBAMA a uma platéia de 18 mil eleitores de MADISON, em WISCONSIN. “A não ser que mudemos o curso, podemos cair em nova recessão”, apelou ROMNEY em comício em LYNCHBURG, na VIRGÍNIA.

Saio mais cedo de casa, por volta das 9 horas. Passo pelo MMDC. MARINEI CHALUB está atendendo familiares de LUIZ MORELLI, um veterano que não perdia um 9 de Julho, inclusive o de 2009, ano em que veio a falecer em 24 de Julho. Nasceu em 7 de maio de 1914. Suas cinzas são trazidas para a Sociedade e deverão ser colocadas no Monumento Mausoléu em 2013, no 9 de julho.
Por volta das 11:30 horas, estou chegando na Câmara Municipal. Ali encontramos o reitor da Universidade ZUMBI DOS PALMARES, JOSÉ VICENTE, que irá falar sobre os negros porque a sessão solene do hasteamento das bandeiras comemorará antecipadamente o DIA DA BANDEIRA e o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Cabe ao LAURO RIBEIRO ESCOBAR falar sobre a bandeira. Também estão presentes o BRESSANI, o RESENDE, o delegado MÁRIO MORETTI. A terceira idade da Universidade ZUMI DOS PALMARES também se faz presente, bem como outros alunos. Mais tarde, por volta das 13 horas, estou almoçando com MARGARIDO, que comenta comigo o encontro de hoje com as forças do governo de SÃO PAULO e as federais, no Palácio dos Bandeirantes. Estudarão uma estratégia para combater o crime organizado no nosso Estado.
O CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS comparece nesta tarde no MMDC. Traz os nomes de oficiais e alunos oficiais indicados pelo CAPITÃO PM CAPARROZ, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, para receberem a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Acontece que essa entrega está marcada para o próximo sábado, dia 10. Está muito em cima da data, muito embora o CAPITÃO PM ANISIO já tenha feito os diplomas. O problema é que o presidente do Conselho de Horárias e Mérito, Professor ADILSON CÉZAR, não comparecerá hoje no Conselho.
Com a chegada do MARCELO TIBÚRCIO, portando um oficio para o Comandante Geral, acerca de um convite para 29 de novembro, lançando o medalhão dos 80 Anos do Movimento Constitucionalista. Quer ele comparecer no Quartel do Comando Geral e pede a minha companhia.
No QCG, como já era esperado, o Comandante Geral, CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA, está no Palácio dos Bandeirantes, no estudo de estratégias ao combate ao crime organizado. A CAPITÃO PM LUCIANA vem nos atender e fica com o ofício endereçado ao Cmt Geral.
Passam das 15 horas quando deixamos o QCG e prefiro retornar para casa.     

Entre os mortos da noite de ontem na zona norte da capital está o filho de um ex-policial da ROTA. O instrutor TIAGO AUGUSTO DE SOUZA SERRÃO, de 29 anos, foi morto no MANDAQUI com um tiro no abdômen e um na perna. Ele, o irmão e um amigo foram abordados quando estavam de carro. O vendedor DYEGO ALBERTO DE SOUZA FERRÃO, de 27 anos, irmão de TIAGO, foi ferido à bala e está internado no Conjunto Hospitalar do MANDAQUI. Seu estado é considerado grave. FERNANDO MARINS FERREIRA, de 27 anos, amigo dos irmãos, estava no banco de trás e escapou ileso. Os três estavam em um CORSA quando, de dentro de um FOX, que emparelhou com o CORSA, desceu um homem armado. De acordo com FERNANDO, o criminoso disse: “O que tá pegando?” e disparou contra TIAGO que estava na direção e DYEGO, no banco do carona. O pai dos jovens é JOÃO JOSÉ GONÇALVES SERRÃO, que foi policial da ROTA de 1988 a 1992. Transferido a um batalhão de área, SERRÃO pediu baixa em 1996. Ele respondeu a vários inquéritos por homicídios e lesão corporal, mas não existe nenhuma condenação contra ele na Justiça Militar.   

A falta de luz no Fórum Criminal da BARRA FUNDA, nesta manhã, atrasou por quase duas horas a retomada do segundo dia do Tribunal do Júri de CARLA CEPOLLINA, acusada de matar o CORONEL UBIRATAN GUIMARÃES. A sessão estava prevista para começar às 12:45 horas, mas foi aberta apenas às 14:30 horas. Antes de os trabalhos serem retomados, a acusação cogitou a hipótese de transferir o plenário para o Fórum de SANTANA, localizado perto da BARRA FUNDA. A defesa, por sua vez, chegou a propor a suspensão do julgamento, o que adiaria a sentença sobre o assassinato do CORONEL UBIRATAN para maio de 2013.
Depois de mais de cinco horas de interrogatório, CARLA CEPOLLINA, de 47 anos, disse no segundo dia de julgamento, que a morte do CORONEL UBIRATAN GUIMARÃES, de 63 anos, em 2006, foi um crime político. Ela chegou a acusar um assessor do coronel, que na época tentava a reeleição como deputado estadual. O assessor e coronel da reserva GÉRSON VITÓRIA, que também já morreu, havia levado um tapa do coronel dias antes do crime. Segundo a ré, UBIRATAN foi morto por um esquema que envolveria arrecadação de dinheiro de campanha. Acusada pelo crime ocorrido em 9 de setembro de 2006, a advogada e namorada da vítima na época assumiu sua defesa no final do interrogatório, ao responder às perguntas do assistente da defesa, EUGÊNIO MALAVASI. Afirmou que não teve tratamento igualitário durante a investigação policial e criticou o trabalho dos delegados do DHPP, que, segundo ela, a condenaram desde o início. ‘Não tive direito a uma luta justa ou pelo menos uma luta igual’, disse CARLA, referindo-se ao processo de investigação e de escolha de testemunhas. A ré também afirmou que a acusação não tem provas suficientes para condená-la. “Todo crime deixa um rastro. Mas essa acusação não tem provas para me condenar. Tem apenas uma historinha de quinta categoria”. Durante o interrogatório feito pela defesa, a mãe e advogada de CARLA, LILIANA PRINZIVALLI, preferiu não fazer perguntas. Ao deixar o plenário, explicou que seria constrangedor uma mãe indagar a filha. “Os jurados poderiam pensar que estaria tudo combinado”, disse LILIANA. A ré começou seu interrogatório declarando que a acusação pela qual responde é “absurda”. Segundo CARLA, o coronel foi morto depois que ela deixou o apartamento dele, em 9 de setembro de 2006. Segura, ela chegou a fazer perguntas para o assistente da acusação, VICENTE CASCIONE. Na tese apresentada por CARLA, o coronel estava com medo nos dias anteriores doc rime. “Ele estava esquisito, falando o tempo todo de morte. Chegou a dizer que queria ser velado no (Palácio) 9 de Julho”, disse. Segundo a ré, os dois passaram o dia do crime juntos. Entre 19 h e 20 h, suposto horário do crime, CARLA afirmou que estava no apartamento. “Chegando lá, ele foi dormir, tinha bebido um montão. Eu fui tomar banho”, disse. Quando saiu do chuveiro, CARLA disse que ouviu o celular da vítima tocando e atendeu, já que ele dormia. “Vi que era a RENATA (delegada da Polícia Federal apontada como amante da vítima). Ela pediu para falar com o UBIRATAN e eu passei o telefone.” De acordo com a ré, a ligação não deu início a nenhuma discussão. “Depois, voltei a fazer minha toalete e o UBIRATAN continuou a dormir”. Por volta das 20:30 horas, quando saía do apartamento, CARLA reconheceu ter atendido novo telefonema da delegada, desta vez no número fixo. “Era a RENATA novamente. Em um tom inadequado, pediu para falar com UBIRATAN. Cheguei a chamar, mas ele não acordou e então falei para ela ligar depois”. Com todas as falas ensaiadas, CARLA disse que agiu normalmente após deixar a casa do namorado. Do carro, conversou com sua mãe e ainda tentou falar com a vítima e com um amigo dele, mas ambos não atenderam. A ré ressaltou por várias vezes que o namorado bebia demais e, por isso, era comum que ela saísse do apartamento sem avisá-lo. Ao juiz BRUNO RONCHETTI DE CASTRO, a ré disse que só tomou conhecimento de que UBIRATAN tinha amantes após a morte dele. Até o crime, os dois namoravam em harmonia, sem comprometimento. “Ele era inteligente, engraçado e extremamente sedutor. Nosso relacionamento era gostoso. Nunca brigamos”. CARLA ainda negou que quisesse casar e ter filhos, o que teria levado ao fim do relacionamento, segundo a acusação. “Sempre fui independente. Ele tinha a vida dele, eu a minha. Era assim que pretendíamos continuar. Com tom mais agressivo, CARLA disse que sofreu terror psicológico durante depoimentos que prestou aos policiais. Em uma ocasião, sem a presença de advogados, disse que passou 8:15 horas com quatro delegados e dois investigadores. “Eles blefaram por diversas vezes”. Segundo CARLA, a polícia a testava o tempo todo. “Eles eram maus, eram do CAPÃO REDONDO”, referindo-se ao bairro da zona sul com altos índices de criminalidade. A citação sobre a origem dos policiais não foi o único momento em que a ré demonstrou pertencer a uma classe social mais privilegiada. Ao longo do interrogatório, CARLA afirmou que UBIRATAN havia se transformado a partir do namoro, dando a entender que sua influência o deixara mais requintado. Amanhã, no terceiro dia, o julgamento está marcado para começar às 10 horas, com debate entre defesa e acusação. Cada um terá uma hora e meia para convencer os jurados de sua tese. A defesa vai reforçar a idéia de crime político. A acusação deverá apresentar provas colhidas no processo, dando destaque às ligações feitas dentro do apartamento, que, segundo o promotor JOÃO CARLOS CALSAVARA, colocam CARLA na cena e no horário do crime, que teria sido entre 19 h e 20:27 horas.

A irmã do jogador da seleção brasileira HULK, a estudante de Nutrição ANGÉLICA APARECIDA VIEIRA DE SOUZA, de 22 anos, seqüestrada na segunda-feira, voltou hoje para a cassa dos pais em CAMPINA GRANDE (PB). Segundo a polícia, ANGÉLICA foi liberada pelos seqüestradores, sem pagamento de resgate. O delegado MARCOS PAULO VILELA disse que prendeu dois acusados pelo crime e outros três são procurados. Os nomes não foram revelados. A polícia disse que amanhã dará mais detalhes do caso. ANGÉLICA estava em um carro, esperando por um amigo, quando foi abordada pelos seqüestradores. HULK está na RÚSSIA, onde joga pelo ZENIT, e não virá ao BRASIL, segundo a família.

A 13 dias de ser julgado pela participação na morte da modelo ELIZA SAMUDIO, com quem teve um filho, o ex-goleiro BRUNO FERNANDES prestou depoimento hoje sobre o assassinato da babá GRAZIEL SOUZA, ocorrido em janeiro de 2011, em RIBEIRÃO DAS NEVES (MG), onde ele tem um sítio. Três suspeitos ligaram BRUNO ao caso. Eles disseram que o goleiro encomendou o crime da babá de um de seus filhos. No depoimento, BRUNO negou conhecer a vítima. O delegado MÁRCIO ROCHA disse que, “a princípio”, não há indícios de participação dele.      

O ator NEY LATORRACA, internado no dia 25 de outubro com dores abdominais e suspeita de cálculo da vesícula, teve piora no seu estado de saúde hoje e agora precisa de ajuda de aparelhos para respirar. Segundo boletim médico divulgado pela Casa de Saúde SÃO JOSÉ, na zona sul do RIO DE JANEIRO, onde ele está internado, a medida foi necessária porque o ator apresentou uma inflamação no peritônio, após uma cirurgia de retirada da vesícula e exploração das vias biliares, que evoluiu para um quadro de insuficiência respiratória aguda. Ele deve continuar no Centro de Tratamento Intensivo sob observação. Os médicos dizem que não existem novas cirurgias programadas para o ator, mas ainda não há previsão de alta. Conhecido por seu trabalho no humorístico “TV PIRATA” (1988-1990), em que deu vida ao icônico personagem BARBOSA, NEY conquistou novo público como o vampiro VLAD de “VAMP” (1991). Atualmente, ele pode ser visto no “VALE A PENA VER DE NOVO”, com a novela “DA COR DO PECADO”, exibida originalmente em 2004. Seu último trabalho fixo na TV foi em “S.O.S. EMERGÊNCIA”, de 2010. No ano passado, ele fez uma participação em um  episódio de “A GRANDE FAMÍLIA”.

Ninguém esperava que ROGER FEDERER tivesse problemas diante do sérvio JANKO TIPSAREVIC na primeira rodada do ATP FINALS, em LONDRES. E ele não teve mesmo. Com uma exibição primorosa, daquelas que são sua marca registrada, o suíço venceu por 2 sets a zero, e se tornou o jogador com o maior número de vitórias na história do torneio, que reúne os oito melhores da temporada. FEDERER agora tem 40 triunfos, um a mais do que IVAN LENDL. Campeão do ATP FINALS seis vezes, inclusive na temporada passada, FEDERER está muito otimista quanto a seu desempenho na edição deste ano do torneio. No outro jogo da primeira rodada do Grupo B, o espanhol DAVID FERRER, que no último domingo conquistou o título do MASTERS 1000 DE PARIS, bateu o argentino JUAN MARTÍN DEL POTRO por 2 a 1.  
A rede de televisão CNN projetou que o presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, venceu a eleição presidencial no Estado de Vermont nesta terça-feira. Vermont tem 3 votos do Colégio Eleitoral e foi considerado um Estado fortemente favorável aos democratas. Já o republicano Mitt Romney venceu no Estado de Kentucky, ainda segundo a CNN. Kentucky tem 8 votos no Colégio Eleitoral e a vitória de Romney no Estado é esperada. Pelo menos 120 milhões de norte-americanos devem votar. A decisão --seja a reeleição do democrata Obama ou a substituição dele pelo republicano Romney-- irá ditar os rumos do país nos próximos quatro anos a respeito de gastos públicos, impostos, saúde e questões de política externa, como a ascensão da China e as ambições nucleares do Irã. As pesquisas nacionais mostram Obama e Romney em empate técnico, mas o presidente tem uma ligeira vantagem em vários Estados estratégicos -- principalmente Ohio. Pelo sistema eleitoral norte-americano, o presidente é eleito por um Colégio Eleitoral com 538 delegados. Os candidatos precisam de 270 delegados para vencer. Cada Estado envia um número fixo de delegados ao Colégio, proporcional à sua representação no Congresso, e em quase todos os Estados o vencedor local leva todos os delegados, independentemente da margem de votos sobre o segundo colocado. Por isso, a eleição acaba sendo decidida em um punhado de Estados. Romney, multimilionário ex-executivo de uma firma de investimentos, pode se tornar o primeiro presidente mórmon na história dos EUA, e também um dos norte-americanos mais ricos a chegarem à Casa Branca. Obama, primeiro presidente negro, tenta se tornar o primeiro democrata reconduzido ao cargo desde Bill Clinton, em 1996. Alimentada por um volume recorde de publicidade negativa, a disputa entre os dois candidatos esteve focada principalmente na complicada recuperação econômica nacional e no desemprego persistentemente alto. Em alguns momentos, porém, o duelo foi para o lado pessoal. Votação na madrugada: as urnas foram fechadas em Indiana e Kentucky às 18h (21h no horário de Brasília), e vai terminando nos demais Estados ao longo das seis horas seguintes. Os primeiros resultados, como é tradição, já foram apurados em Dixville Notch e Hart's Location, em New Hampshire, logo depois da meia-noite (3h em Brasília). Obama e Romney empataram em Dixville Notch, com cinco votos. Em Hart's Location, Obama venceu com 23 votos, contra 9 de Romney e 2 do candidato do Partido Libertário, Gary Johnson. O caráter apertado da disputa gera temores de que se repita a situação de 2000, quando o pleito foi decidido pela Suprema Corte. As duas campanhas montaram equipes jurídicas para lidar com possíveis problemas de votação, impugnações e recontagens. O equilíbrio de poder no Congresso também estará em jogo. O resultado da votação para a Câmara e parte do Senado deve influenciar o resultado das negociações em torno do "abismo fiscal" relacionado ao pacote de cortes de gastos públicos e aumentos tributários que entrará em vigor no começo de 2013, caso não haja acordo em contrário. Pelas últimas pesquisas, a expectativa é de que os democratas mantenham a pequena maioria no Senado, e que os republicanos preservem o controle da Câmara.
2 013     :     -     QUARTA-FEIRA
Um dia chuvoso e frio. Saio mais cedo de casa. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC aguardo a chegada de uma viatura do 25º BPMM – ITAPECERICA DA SERRA, que vai me levar para um encontro com oficiais e civis que farão parte do novo Núcleo da Sociedade naquela região. O 2º SARGENTO PM ALEXANDRE SANTOS ALBINO e a CABO PM ADRIANA DE LIMA OLIVEIRA (motorista) chegam por volta das 10 horas. Passamos pela sede do 25º BPMM e trocamos a viatura do Batalhão pelo carro do SARGENTO PM ALEXANDRE. Ele passa pela residência do historiador JOSÉ HONÓRIO e nos leva à ESTÂNCIA SERRA DOURADA, do ROBERTO COLOMBO, nosso conhecido da SOAMI.
Participamos de um agradável almoço preparado pelo COLOMBO. Estão conosco: TENENTE-CORONEL PM FRANCISCO DE SOUZA FILHO, Comandante do 25º BPMM; MAJOR PM MARCELO HIGINO ALVES DA SILVEIRA, SubCmt; MAJOR PM RICARDO TAHARA, Coordenador Operacional; 1º TENENTE PM MILTON DUTRA (oficial P5); CABO PM LUIZ VITOR LOURENÇO e SOLDADO PM JOSIMAR XAVIER.
Durante todo o tempo que estivemos juntos vamos estabelecendo as premissas da criação do Núcleo. O TENENTE-CORONEL PM FRANCISCO indica o SARGENTO PM ALEXANDRE para assumir o cargo de Presidente do Núcleo. Vamos também apresentar imagens de outros núcleos e a maneira como trabalhamos nessa modalidade de expansão da Sociedade e que está dando ótimos resultados.
Somente depois das 15 horas é que vamos deixar a ESTÂNCIA SERRA DOURADA, com os cumprimentos ao ROBERTO COLOMBO pela carinhosa acolhida.
A volta apresenta um quadro inesperado: um motorista (DIEGO) pede a nossa ajuda nos sentido de ajudar a conduzir sua esposa que se acha em vias de dar à luz. O ALEXANDRE tem experiência nisso, pois fez o parto do seu filho, que hoje está com 21 anos. A CABO PM ADRIANA demonstra grande agilidade na condução da viatura e, em tempo, a mulher é conduzida ao Hospital SANTA JOANA. Tudo transcorreu bem. 
Fico na Sociedade, já passando das 17 horas. O retorno para GUARULHOS é difícil mais uma vez. O mau tempo e o congestionamento na MARGINAL TIETÊ faz com que chegue tarde em casa.

Na manhã desta quarta-feira, no auditório do SESCON-SP, a DIRETORIA DE PESSOAL da PMESP comemorou seu 126º aniversário de criação com uma solenidade que contou com a presença de várias autoridades. Na oportunidade, houve a outorga da MEDALHA DO MÉRITO DA DIRETORIA DE PESSOAL a oficiais e praças e também aconteceu a inauguração do retrato para a galeria do órgão de cinco de seus ex-diretores: CORONEL PM DAVI NELSON ROSOLEN, CORONEL PM OSNI SÉRGIO SABBATINI, CORONEL PM AIRTON ALVES DA SILVA, CORONEL PM MAÉRCIO ANANIAS BATISTA e CORONEL PM WELLINGTON LUIZ DORIAN VENEZIAN. Alinhada com a atual filosofia do Comando Geral da PMESP de valorização do policial militar, a DIRETORIA DE PESSOAL realiza um trabalho de fundamental importância, tendo atualmente à sua frente o CORONEL PM AUDI ANASTÁCIO FÉLIX.
A mesa de honra da solenidade foi integrada: CORONEL PM AUDI ANASTÁCIO FÉLIX, diretor da DIRETORIA DE PESSOAL; CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA, Comandante Geral da PMESP; CORONEL PM LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA, Subcomandante-geral da PMESP; e CORONEL PM CAMILO, ex-comandante-geral da PMESP e atualmente vereador da cidade de SÃO PAULO.     

O Ministério Público realizou, hoje, uma operação de busca e apreensão na casa do auditor fiscal AMILCAR JOSÉ CANÇADO LEMOS, acusado por um dos integrantes da quadrilha que extorquia dinheiro de construtoras e incorporadoras de ser o chefe do grupo até 2010. Segundo o agente de fiscalização LUÍS ALEXANDRE CARDOSO MAGALHÃES, solto ontem por colaborar com os promotores, partiu de LEMOS a idéia de cobrar propina das empresas para liberar as construções em 2008. Ao menos 200 milhões de reais foram roubados.
O fiscal teria distribuído o dinheiro arrecadado até pelo menos até 2010, quando o subsecretário da Receita Municipal RONILSON BEZERRA DA SILVA assumiu o grupo. SILVA está preso com outros dois funcionários do governo municipal. Cada um dos envolvidos – até agora quatro foram presos, mas a suspeita é de que esse número pode ser muito maior – chegou a receber, por semana, 70 mil reais. O dinheiro era dividido na sede da Prefeitura. O rombo, segundo o MP, pode chegar a 500 milhões de reais.

JORGE DÓRIA morreu hoje à tarde, aos 92 anos, por complicações cardiorrespiratórias e renais. O ator estava internado no CTI do Hospital BARRA D´OR, no RIO DE JANEIRO, desde o dia 27 de setembro, por conta de uma pneumonia – ele estava há nove anos afastado do trabalho após sofrer um derrame cerebral.
Com uma carreira marcada pela veia cômica, DÓRIA trabalhou em emissoras como TUPI e GLOBO encarnando diversos personagens marcantes, como o primeiro LINEU de “A GRANDE FAMÍLIA”, entre 1973 e 1975.
Entre as novelas, vários destaques na década de 1990, como o interesseiro ÂNGELO PIETRO, em “ZAZÁ” (1997), de LAURO CÉSAR MUNIZ. Em “SUAVE VENENO” (1999), de AGUINALDO SILVA, DÓRIA roubou a cena com o carismático GENIVAL, pai do vidente charlatão UÁLBER, papel de DIOGO VILELA.
Também é impossível não citar o conselheiro real VANOLI BERVAL na novela “QUE REI SOUEU?” (1989) e o implicante aposentado EMÍLIO CASTRO em “MEU BEM, MEU MAL” (1990), trama em que formou uma marcante dupla cômica com ZILDA CARDOSO. “De todas as novelas em que trabalhei, “QUE REI SOU EU?” é a que o público lembrava com mais saudades”, disse DÓRIA, em depoimento ao “MEMÓRIA GLOBO”, em 2002.
Sua última novela foi “MALHAÇÃO”, em 2001. Fez ainda participações em programas humorísticos como “SAI DE BAIXO”, “OS NORMAIS” e “ZORRA TOTAL”, onde arrancou risos no papel de um pai desgostoso com o filho homossexual que sempre repetia o bordão: ‘Onde foi que eu errei?”
Antes do sucesso televisivo, DÓRIA passou pelo teatro, onde atuou na elogiada montagem da peça “A GAIOLA DAS LOUCAS”, em 1974. E não ficou longe do cinema. Um dos últimos trabalhos foi em “O HOMEM QUE COPIAVA” (2002), de JORGE FURTADO, e “O HOMEM DO ANO” (2003), de JOSÉ HENRIQUE FONSECA. Ao longo da carreira participou de 28 novelas e 22 filmes.
O ator também participou da era das pornochanchadas: “COMO É BOA A NOSSA EMPREGADA” 91973), “OH, QUE DELÍCIA DE PATRÃO” (1974) e “COM AS CALÇAS NA MÃO” (1975), de CARLOS MOSSY. Outro sucesso no cinema do qual participou foi “A DAMA DO LOTAÇÃO”, de NEVILLE DE ALMEIDA.

Solte o grito, são-paulino! O gol não saiu e o TRICOLOR empatou por 0 a 0 com o ATLÉTICO NACIONAL, de MEDELLÍN. Mas, mesmo assim, garantiu a classificação para a semifinal da COPA SUL-AMERICANA. Dessa maneira, o time segue na disputa por vaga na LIBERTADORES de 2014. O adversário será definido amanhã. Caso a PONTE PRETA vença o VÉLEZ SARSFIELD, na ARGENTINA, será a rival do TRICOLOR na briga pela presença na final. Se perder, o jogo será contra o vendedor de LIBERTAD-PAR e ITAGUÍ-COL. Na primeira partida, no MORUMBI, o SÃO PAULO havia vencido por 3 a 2. Na ocasião, o zagueiro deixou o gramado como herói por marcar dois gols. Por isso, o time jogou com a vantagem do empate na COLÔMBIA, hoje.

FLAMENGO e ATLETICO PARANAENSE vão decidir o título da COPA DO BRASIL deste ano. Hoje, o RUBRO-NEGRO bateu o GOIÁS, por 2 a 1, no MARACANÃ e garantiu a vaga. O FURACÃO foi até PORTO ALEGRE e, mesmo sem o atacante MARCELO, segurou o empate por 0 a 0 com o GRÊMIO e também segue na competição.

O tenista RAFAEL NADAL manteve hoje a invencibilidade diante de STANISLAS WAWRINKA. O espanhol venceu o 12º duelo entre eles, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 7/6 (8/6). Foi o segundo triunfo de NADAL na fase de grupos do ATP FINALS. De quebra, o espanhol se garantiu no topo do ranking da ATP até o fim do ano, já que abriu uma diferença considerável para o segundo colocado da lista, NOVAK DJOKOVIC. O sérvio não poderá alcançar o rival mesmo que vença a competição, disputada em LONDRES.

O líder da quadrilha que realizou o maior assalto a banco no BRASIL foi preso ontem, no bairro BOM RETIRO, região central de SÃO PAULO. JOÃO PAULO DOS SANTOS, o BRANCO, de 35 anos, é apontado por policiais da 6ª Delegacia de Combate a Facções do DEIC como o mentor do roubo aos cofres particulares de clientes do BANCO ITAÚ mantidos na unidade bancária da AVENIDA PAULISTA.
Em 2011, aproximadamente 20 bandidos invadiram o estabelecimento na noite de uma sexta-feira e só saíram na manhã de domingo. Os ladrões roubaram 138 cofres e estima-se que o valor levado pela quadrilha supere os 250 milhões de reais. Até agora, a policia identificou 13 suspeitos dos quais seis foram condenados.

ALEX COELHO VIANA, de 19 anos, foi preso ontem sob acusação de assassinar com tiro no peito o comissário de bordo BUNZO MORAIS SANTIAGO, de 46 anos, em POÁ, na GRANDE SÃO PAULO. O crime ocorreu no dia 2 de novembro. A prisão do suspeito ocorreu na zona leste. A policiai apreendeu também uma bicicleta. Segundo a polícia, ALEX confessou o crime e disse que a intenção era roubar.

Alvo dos movimentos de defesa dos animais, o INSTITUTO ROYAL encerrou hoje suas atividades em SÃO ROQUE, no interior paulista. O laboratório foi invadido no dia 18 de outubro por ativistas que levaram 178 cães de raça beagle que serviam a pesquisas científicas. A instituição, que vinha sendo investigada pelo Ministério Público e teve seu alvará suspenso pela prefeitura, anunciou o encerramento das atividades em uma nota.

Uma bomba explodiu numa praça no centro de DAMASCO hoje, matando oito pessoas e ferindo diversas outras. Uma explosão atingiu a PRAÇA HEJAZ, no coração da capital, mas à reportagem não deu detalhes sobre quem seria responsável pelo ataque. Rebeldes que lutam para derrubar o presidente BASHAR AL-ASSAD têm com freqüência plantado bombas ou lançado morteiros em direção à capital.

2 014    :      -    QUINTA-FEIRA
A temperatura se eleva, mas ainda caem chuviscos. Tenho dois compromissos nesta quinta-feira: às 15 horas no INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO e, às 19 horas, no 8º DISTRITO NAVAL, Comemoração do DIA DO AMIGO DA MARINHA.
Quando chego à Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro MARINEI nervosa e preocupada porque o telefone continua mudo. Ontem mexeram no poste para tentar fazer o telefone funcionar e acabaram tirando a internet do ar, sem que tenha corrigido o problema do aparelho.
MARINEI usa o seu celular para os contatos mais importantes. O diploma do COLAR DA VITÓRIA para a pessoa que o CORONEL PM MAURÍCIO pediu (para ser entregue amanhã cedo) não pode ser confeccionado. Isso também me deixa amolado. Enfim, a Sociedade somente apresenta problemas.
Após o almoço, vou ao IHGSP, onde me reúno com a Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, Presidente do Instituto e PATRÍCIA RODRIGUES, sua funcionária.
No dia 19 de novembro será realizada a sessão comemorativa dos 120 anos do IHGSP, na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco, Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo, no LARGO SÃO FRANCISCO, 173.
Nessa sessão solene será entregue a MEDALHA COMEMORATIVA DO IV CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO e a posse dos novos membros do Instituto. Entre eles está o GENERAL DE EXÉRCITO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS, Comandante do Exército Sudeste.
Passam das 16 horas quando chega ao Instituto o WILLIAM MASCARENHAS. Ele foi à Sociedade e a MARINEI lhe comunicou que eu estava no IHGSP.
Somente depois das 17 horas é que retornamos à Sociedade. Ainda vamos nos encontrar com SIDNEI LOBO PEDROSO.
Depois, viajando de metrô até a Estação SANTA CRUZ, vamos embarcar num ônibus que nos leva até à Rua SENA MADUREIRA. Antes das 19 horas, estamos chegando ao 8º DISTRITO NAVAL. Somos recepcionados pelo VICE-ALMIRANTE LISEO ZAMPRÔNIO e oficiais da marinha. Ali encontramos o WALLACE GUIRELLI, LÍVIO ABRAÇOS JORGE (nosso Comandante do Exército Constitucionalista e Presidente a União dos Escoteiros do BRASIL, seção SÃO PAULO), LOBATO, BIDUEIRA e muitos outros conhecidos. Da PM vejo o CORONEL PM GILBERTO TARDOCHI, atual Comandante do Policiamento de Trânsito. O MAJOR-BRIGADEIRO MARCELO KANITZ DAMASCENO também participa da cerimônia do DIA DO AMIGO DA MARINHA.
Em dado momento, quando estou conversando com o LÍVIO, minha vista sofre aquela situação em que aparece ciscos e impede que veja normalmente. É algo muito ruim. Não falo do assunto para ninguém e aguento até o fim da solenidade.
Acompanhado do WILLIAM MASCARENHAS, retorno para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a fim de pegar minha mala. Passam das 22 horas quando retorno para meu lar.            
·          
Muda Brasil MUITO BEM PESSOAL, ESTOU VENDO NAS REDES SOCIAIS ALGO MUITO ESTRANHO, VEJO POUSTS CONTRA O PT, VEMOS LEVANTAMENTOS DE FRAUDES, MILHARES REVOLTADOS CONTRA A CORRUPÇÃO, INÚMERAS PROVAS QUE TAMBÉM ESTÃO POSTADAS AQUI EM NOSSA PAG. TODOS PASSAMOS PELA ESPERIÊNCIA DE VOTAR E MANTER A DEMOCRACIA PELOS MEIOS LEGAIS E NÃO PERMITIR A CORRIDA COMUNISTA NO PAIS, ACABAMOS DE LEVAR UM GOLPE, SIM UM GOLPE COMUNISTA ONDE AS FRAUDES NAS ELEIÇÕES E CORRUPÇÃO, COAÇÃO DE VOTOS ETC... ESTÃO AI A OLHOS VISTOS, VIMOS QUE NÃO ADIANTOU CLAMAR PARA O AECIO QUE, BREVEMENTE TERÁ SEU PARTIDO CORROMPIDO, POIS NÃO TEM MAIS PODER E SÃO POLÍTICOS TODOS NO MESMO BARCO, TEMOS UMA ÚNICA SAIDA PARA EVITAR O CAOS TOTAL, DA ÚNICA ENTIDADE QUE ESTÁ PREPARADA E DISPOSTA A EVITAR O COMUNISMO NESTE PAIS, QUE ESTÁ SÓ ESPERANDO NOSSO APOIO, E PRECISA CONSTITUCIONALMENTE DELE, E PARCOS CORAJOSOS 300 E POUCOS ASSINARAM A PETIÇÃO A FAVOR DELES, SIM DO EXÉRCITO BRASILEIRO, ONDE ESTÁO OS MILHARES DE DESCONTENTES QUE PASSAM O DIA POSTANDO CONTRA O GOVERNO? PORQUE NÃO RECORREM AO NOSSO ÚNICO DISPOSITIVO DE SALVAÇÃO E O APOIAM? ONDE ESTÃO TODOS? OU ESTAMOS PRESENCIANDO UMA SÉRIE DE INFILTRADOS COMUNISTAS DISVIRTUANDO AS REDES, É ISSO? VAMOS TER CORAGEM E AGIR E NÃO ADIANTA IR PARA A RUA APENAS, TEMOS QUE NOS FOCAR EM UMA AÇÃO CONCRETA E OBJETIVA, E TEM QUE SER O PEDIDO DE INTERVENÇÃO SIM, ENQUANTO PODEMOS, POIS EM POUCO TEMPO O EXERCITO SERÁ DOMINADO POR LEIS EM TRAMITE NO CONGRESSO NACIONAL, VAMOS AGIR COM CORAGEM, BASTA APOIARMOS NOSSAS FORÇAS ARMADAS QUE ESTÃO PREPARADAS PARA O ENFRENTAMENTO, MELHOR DE QUE NÓS CIVIS DESARAMDOS E PATÉTICOS EM PASSEATAS QUE BUSCAR ALGUMA COISA , O QUE BUSCAMOS QUE ATÉ O MOMENTO NÃO O FIZEMOS? DEU EM ALGO? NEM VAI DAR, ACORDEM E ASSINEM ESTA PETIÇÃO, ABRAM O LINK E VEJAM OS VIDEOS DE AVISO DE NOSSO EXERCITO E APOIO DOS MESMOS, VAMOS AGIR O GRITO DEVE SER UM, INTERVENÇÃO JÁ! ESTA É A FERRAMENTA, VAMOS AGIR EM QUANTO É TEMPO OU NÃO PODEREMOS MAIS: http://citizengo.org/pt-pt/13272-intervencao-ja

A 3ª Câmara de Direito Público do TJ-SP decidiu suspender a liminar proibindo o uso de balas de borracha pela polícia em manifestações. Publicada na quarta-feira, a decisão é do desembargador RONALDO ANDRADE, relator do processo. A proibição, em primeira instância, atendia a pedido da Defensoria Pública.
"Não há comprovação de abusos em profusão a justificar a intervenção judicial. O que se tem nos autos são casos isolados de violência e a tentativa policial de manter a ordem e evitar que manifestações pacíficas perdessem essa característica e se fossem tomadas pela violência", ressaltou o relator.
"A utilização de armas letais e não letais é admitida para preservação da vida e integridade física dos policiais", acrescentou no recurso negado. A suspensão tem validade até o julgamento do mérito da ação.
O Comandante-Geral da Polícia Militar, CORONEL PM BENEDITO ROBERO MEIRA, afirmou que a decisão "foi acertada". Nada impede a manifestação, mas esta decisão nos dá respaldo para que a PM possa usar os meios necessários contra manifestantes que agem com violência", comentou.
A Defensoria Pública ingressou com a ação em abril e teve a resposta em 24 de outubro, quando conseguiu a proibição em 1ª instância. Em sua decisão liminar, o juiz VALENTINO APARECIDO DE ANDRADE, da 10ª Vara da Fazenda Pública da capital, alegou que a PM não soube agir nos protestos do ano passado.
No dia 17 de junho de 2013, o governador GERALDO ALCKMIN vetou o uso de bala de borracha. Mas em 8 de outubro, o uso foi autorizado pelo Secretário da Segurança Pública, FERNANDO GRELLA, contra "grupos de vândalos" durante manifestações.

Um homem foi baleado na cabeça hoje pela manhã, na região do PARQUE DOM PEDRO 2º, no centro. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima e da autoria dos disparos. Na noite do dia anterior, a Polícia Militar encontrou um homem morto com um tiro na cabeça na Rua HÉLIO SÉRGIO SANTORO, no CURSINO. O Corpo de Bombeiros foi encaminhado ao local para fazer o resgate da vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu. Na há informações sobre os motivos do crime e da autoria do assassinato.

dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram mortos após um suposto conflito com policiais militares em CIDADE LÍDER, na zona leste. Segundo a corporação, os menores praticavam um arrastão na companhia de dois adultos, que fugiram. A Secretaria de Segurança Pública informou que eles entraram em um bar, renderam clientes e o proprietário, que foi levado para dentro de sua casa e agredido. Ao chegar, a PM diz ter sido recebida a tiros. Os agentes revidaram, atingindo a dupla, que portava revólveres calibres  22 e 18.

A PETROBRÁS divulgou hoje os percentuais de aumento da gasolina e do diesel. Desde à meia-noite de amanhã os preços de venda nas refinarias sofrem reajustes de 3% no litro da gasolina e 5% no diesel. Nas bombas, para o motorista, o percentual não foi definido, mas poderá ficar acima dos índices divulgados.
O último reajuste foi feito no final de novembro do ano passado, quando o litro da gasolina subiu 4% nas refinarias e o do diesel 8%. Antes disso, a estatal havia autorizado, em janeiro de 2013, aumento de 6,6% para a gasolina e 5,4% para o diesel.
Em comunicado divulgado ao mercado hoje, a estatal esclareceu "que os preços sobre os quais incide o reajuste anunciado não incluem os tributos: CIDE, PIS/CONFINS e ICMS".

Após denúncias de ter favorecido a empresária VAL MARCHIORI em um empréstimo pessoal de 2,7 milhões de reais a partir de uma linha do BNDES, ALDEMIR BENDINE, presidente do BANCO DO BRASIL, teria entregado informalmente seu cargo ao ministro da Fazenda, GUIDO MANTEGA, segundo informou o site da "FOLHA DE SÃO PAULO" hoje. Oficialmente, sua saída deve ocorrer quando a presidente DILMA ROUSSEFF retornar da reunião do G20, que acontece nos dias 15 e 16 de novembro na AUSTRÁLIA. Em nota, o BANCO DO BRASIL negou especulações sobre "entrega de cargo" e lamentou "a publicação de boatos".

A diocese argentina de SAN ISIDRO, na província de BUENOS AIRES, anunciou hoje que o PAPA FRANCISCO expulsou da Igreja Católica o padre JOSÉ MERCAU, condenado pela Justiça local por ter abusado sexualmente de quatro jovens. Em setembro de 2011, a Justiça de SAN ISIDRO condenou MERCAU a 14 anos de prisão por ter abusado de jovens com idades entre 10 anos e 17 anos. Ele está em liberdade condicional. Os crimes ocorreram quando o sacerdote era o responsável por um abrigo para menores na paróquia de SÃO JOÃO BATISTA. Em dezembro, a diocese argentina pediu desculpas formais às quatro vítimas.

Um homem que estava desaparecido no mar após seu barco de pesca virar foi encontrado se segurando em uma caixa de isopor no OCEANO PACÍFICO, a 22 milhas náuticas da costa da COLÔMBIA. Vídeo da Marinha colombiana mostra o momento em que membros da Guarda Costeira que faziam um treinamento no mar encontraram o pescador SOLANO SALAZAR, 47, flutuando. Eles conseguiram resgatar  SALAZAR, que foi transferido para um hospital. Ele estava à deriva havia dois dias. "Estou bem agora. Achei que ia morrer. Não pensava em outra coisa",a firmou SALAZAR. Seu colega de pescaria continua desaparecido.      

2 015     :    -      SEXTA-FEIRA
MARINEI passa em casa às 8:30 horas. Ela vai me deixar na Estação TIRADENTES do Metrô. Vou participar da solenidade do 33º aniversário da ROCAM. Ali, no batalhão que comandei em novembro de 1986 a março de 1988 vou encontrar o Comandante do Policiamento de Choque, CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO e o Comandante do 2º BPChq, TENENTE-C0R0NEL PM LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA JÚNIOR. Está presente WÁLTER MELLO DE VARGAS, Presidente da Associação Internacional das Forças de Paz da ONU. Ele irá entregar na solenidade do aniversário da ROCAM medalhas alusivas aos acontecimentos das FORÇAS DE PAZ do Exército Brasileiro em países que enfrentaram situações difíceis em anos passados. ALi está também ORÍTIA ABREU SERAFIM, que vai tirar fotos do evento.
Vem ao 2º BPChq o CORONEL PM MAURO CÉZAR DOS SANTOS RICCIARELLI, Comandante do Policiamento Rodoviário. Por ser a autoridade de maior patente (mais antigo do que o CORONEL PM NIVALDO) ele vai presidir a solenidade.
Está presente o CORONEL PM RENATO CESAR MELO, que foi meu sub-comandante quando comandei essa Unidade. Ele foi o comandante do Pelotão da ROCAM no desfile no Palácio dos Bandeirantes, por ocasião da inauguração dessa modalidade de policiamento com o auxílio de motocicletas. Estão presentes vários oficiais, como o TENENTE-CORONEL PM JOSÉ BALESTIERO FILHO, ex-comandante do 2º BPChq.    
  
Pronunciamento de ORÍTIA ABREU SERAFIM após a solenidade desta manhã no 2º BPChq:
Nesta bela manhã comemoramos o 33º aniversário da ROCAM. Civis e Militares foram agraciados. Reservistas e Veteranos da Força Aérea, estiveram presentes a meu convite, alguns pela primeira vez. Admiradores da ROCAM e vice versa, o que faz o Brasil unico! Recepção impecável como sempre. Nossa casa, como costumo dizer. Ao Comando da ROCAM NOSSO MUITO OBRIGADO, em meu nome, em nome da Sociedade Veteranos 32, em nome da FEB Santo andré.
FELICIDADES ROCAM!!
SUCESSO SEMPRE!
Passo pelo MUSEU MILITAR (antigas dependências do CAES). Converso com o CORONEL PM JOSÉ PAULO. Ele me mostra a sala onde será a sede futura da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Falta agora a pintura. Brevemente iremos transferir nossos trabalhos para esse lugar.
Quando estou na Praça JOÃO MENDES, encontro o CORONEL PM ANTÔNIO AUGUSTO NEVES, Juiz aposentado do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR. Ele está indicado para receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO em solenidade que acontecerá no CPA/M-7, no dia 26 de novembro. Durante mais de meia hora conversamos sobre vários assuntos. Ele lembra seus tempos em que foi Chefe da CASA MILITAR do governador FRANCO MONTORO. Antes, trabalhara com o então CORONEL JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO, que foi Comandante Geral da então FORÇA PÚBLICA. O interessante é que FIGUEIREDO e MONTORO tinham suas desavenças e o NEVES ficou entre dois fogos, conseguindo equilibrar todos os problemas, inclusive os de BRASÍLIA, quando os dois estiveram frente a frente.
Vou chegar no Obelisco por volta das 14:30 horas. Trazem nesta tarde os diplomas das medalhas que serão entregues em 26 de novembro, em GUARULHOS. Entre eles está o diploma com o nome do CORONEL PM JUIZ ANTÔNIO AUGUSTO NEVES.
O sub-prefeito de ARICANDUVA, VILA CARRÃO e VILA FORMOSA, QUINTINO SIMÕES PINTO, vem me buscar para irmos a SOROCABA.
Paramos no GRAAL de OSASCO. Ali está à nossa espera o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO. A solenidade em SOROCABA acontece na Catedral Metropolitana de NOSSA SENHORA DA PONTE (Praça FERNANDO COSTA, no Centro de SOROCABA). Lembro de anos anteriores, onde nesse local fomos condecorados com medalhas e colares na SEMANA ALUÍSIO DE ALMEIDA, pelo INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO e GENEALÓGICO DE SOROCABA.
Quando chegamos, já tinha terminada a missa pelas almas de MONSENHOR ALUÍSIO DE ALMEIDA e ALMIRANTE MAXIMILIANO EDUARDO DA SILVA FONSECA.
Encontramos no local o Professor ADILSON CÉZAR e sua senhora, dona DOROTHEA. Na solenidade dessa noite são condecorados os CORONÉIS PM ROGÉRIO BERNARDES DUARTE (Comandante do CORPO DE BOMBEIROS); WÁGNER TARDELLI (Comandante do CPI-7 'SOROCABA'); CELSO LUIZ PINHEIRO (Comandante da APMBB), vários outros oficiais e também alunos oficiais). São entregues nesta noite a Medalha Cultural ALUÍSIO DE ALMEIDA e os colares ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO DA MATA E SILVA, ALVARENGA E HERÓIS ANÔNIMOS e Colar de BRILHANTE, alusivo aos 75 anos da Revolução Constitucionalista.
Estão na Catedral o MARCELO PELEGRINO, COLOMBO, vereador BOGNAR e muitos outros conhecidos (SARGENTO TARCÍSIO, ALFREDO DUARTE, ÉRICO STORTO 'orador desta noite', MAJOR PM LIMA e sua esposa AMANDA). A entrega das honrarias é demorada. Vai terminar por volta das 22 horas. Ainda é servido um coquetel após o encerramento da solenidade. Já retornando, estamos com SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, QUINTINO SIMÕES PINTO, COLOMBO e MARCELO PELEGRINO. Ainda vamos parar no GRAAL de OSASCO para comer uma pizza. Isso vai retardar muito o nosso retorno para casa. O SUBTENENTE GEORGE deixa-me em GUARULHOS quando já são duas horas da madrugada.

Uma quadrilha fortemente armada entrou em confronto com a Polícia Militar durante uma tentativa de roubo a um banco na pacata cidade de ITUPEVA, a 73 quilômetros da capital. A tentativa frustrada do crime terminou com três pessoas mortas, sendo dois bandidos e um refém. Outros dois assaltantes foram baleados.
De acordo com a polícia, na cidade de 54 mil habitantes não ocorriam roubos a bancos havia dez anos. O grupo, formado por entre oito e doze bandidos, chegou armado com fuzis e metralhadoras por volta das 10:30 horas na agência da Caixa Econômica Federal no centro da cidade. A porta do banco foi arrombada.
Clientes, funcionários e seguranças acabaram feitos reféns e levados para o lado de fora, onde formaram uma parede humana para tentar evitar a ação da polícia. Enquanto isso,  com seis quilos de dinamite, os bandidos explodiram, sem sucesso, o acesso ao cofre do banco. Com a chegada da polícia, houve forte troca de tiros. "Não é exagero dizer que foram mais de cem", disse o jornalista LUIZ CARLOS IZZO, de ITUPEVA. Houve perseguição, inclusive com um refém no capô de um dos dez carros usados na fuga. Um ônibus e um caminhão também foram utilizados. Ocorreram várias outras trocas de tiros pela cidade e na zona rural, provocando pânico entre os moradores.

Horas antes do assalto ao banco em ITUPEVA, uma quadrilha, também fortemente armada, fez uma ação cinematográfica, por volta das 4 horas, para roubar uma empresa de transporte de valores em CAMPINAS. As duas cidades estão a 38 quilômetros de distância uma da outra. Pelo menos 20 bandidos, em cinco carros e dois caminhões "fecharam" as entradas do bairro, na zona sul da cidade, onde está a unidade atacada da PROSEGUR.
Também foram bloqueados os acessos de veículos à entrada da Rodovia dos BANDEIRANTES para a Rodovia SANTOS DUMONT e em uma ponte do JARDIM ITATINGA.
Ainda na SANTOS DUMONT, rodovia que liga CAMPINAS a SOROCABA, foram jogados centenas de pregos na estrada, obrigando os motoristas a parar com os pneus furados. Assim que os condutores encostavam, eram feito reféns pelos bandidos.
Um outro grupo da mesma quadrilha usou dinamites para explodir os portões da empresa. Com fuzis, eles renderam os funcionários. Outras portas, já dentro do prédio, também foram detonadas. Um transformador de energia também foi explodido. Pelo menos quatro dinamites foram acionados, segundo testemunhas. Os ladrões, então, pegaram os malotes com dinheiro e fugiram deixando para trás pelo menos duas bananas de dinamite.
Um gás teria sido liberado pelo sistema de segurança, o que obrigou o bando a sair às pressas. A polícia conseguiu interceptar alguns bandidos. Houve uma intensa troca de tiros no meio da rua.
Um caminhão ainda foi queimado no meio da rua próxima à empresa de transporte de valores. Um outro veículo de grande porte foi estacionado nas pistas da Rodovia SANTOS DUMONT e também foi destruído pelas chamas. "Foi muito susto, muita bala pesada", disse o motorista do caminhão, LUCIANO LAURO DA SILVA, rendido pela quadrilha.
Moradores do JARDIM NOVA MERCEDES, onde fica a PROSEGUR, contaram terem ficado às escuras, sem telefone e como sair de casa durante a ação, que durou pelo menos uma hora. "Ficamos sem comunicação de telefone. Ficamos sem nada. Praticamente isolados do mundo e foi um verdadeiro campo de guerra", relatou um vizinho da empresa à EPTV, afiliada da REDE GLOBO na região.

O presidente da Câmara dos Deputados, EDUARDO CUNHA, vai admitir que tinha dinheiro no exterior, mas sustentará na sua defesa no Conselho de Ética da Casa a tese de que os recursos depositados em uma conta na SUIÇA em seu nome eram o pagamento de uma dívida com o ex-deputado FERNANDO DINIZ, já falecido. O dinheiro, na versão de CUNHA, entrou na conta da trust ORION, no banco do país europeu, sem o seu conhecimento. Ele não sabia do depósito de 1,3 milhão de francos suíços (cerca de dez milhões de reais), diz o peemedebista, que, segundo seus advogados, só depois teria ficado sabendo da quantia milionária à sua disposição.
Além disso, a defesa de CUNHA também tentará convencer os colegas do Conselho de ÉTICA de que outras contas dele no exterior foram abastecidas pela venda de carne moída para países africanos como a República Democrática do CONGO (antigo ZAIRE) e o CONGO, ainda no final da década de 1980. CUNHA vai alegar que operou no mercado financeiro como "scalper", uma espécie de especulador, na década de 1990, onde também teria obtido recursos, mas negará que recebeu propina do lobista JOÃO HENRIQUES, o delator que acusou o deputado de receber propina a partir de contratos com a PETROBRÁS.
Para escapar da acusação de que mentiu na CPI da PETROBRÁS sobre não ser dono de contas, como sustenta a representação protocolada por PSOL, e REDE, CUNHA afirmará que os recursos estavam em nome de trusts, empresas em nome de terceiros, e que ele não era o titular. Por isso, não precisava declarar ou admitir isso. Nas contas, CUNHA aparece como beneficiário direto. Ele não informou esse dado à Receita Federal. O BANCO CENTRAL orienta que investimentos no exterior devem ser informados. De acordo com o jurista THIAGO BOTTINO qualquer pessoa tem o dever de declarar dinheiro mantido no exterior.
"Não tem nada de errado. Ele abriu essa conta quando era corretor internacional, lá pelo ano de 1992, um pouco antes, talvez. Sobre a outra conta, o dinheiro é da mulher e a filha tem apenas o cartão de crédito do banco da SUIÇA, não tem uma conta corrente", disse um parlamentar ligado a CUNHA.

2 016     :      -      DOMINGO
Durante a manhã toda trabalho em minha biblioteca. Preciso atualizar minhas memórias. Estou tranquilo neste domingo, mas espero que os dias vindouros exigirão muito do presidente do MMDC.
Recebo uma mensagem preocupante do MARIANO TAGLIANETTI.
Cel VENTURA. Bom dia !
Pela ótica do nobre paladino, qual opinião / confronto entre o “O MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32”, nos dias de hoje, e a denominada LDN – Liga da Defesa Nacional. Estamos diante de um dilema: permanecer com Ela, não havendo identidade, uma vez que a estrutura LDN é colaboracionista, tanto é que não houve nenhuma manifestação oficial denunciando a corrupção, ou simplesmente afastar-me....
A propósito o juiz MORO concedeu ampla reportagem ao ESTADÃO, hoje domingo.
Sua opinião definirá nosso posicionamento. 
Fraternal apreço, Mariano.
Eis a minha resposta:
CARÍSSIMO MARIANO
Esse é o tema da monografia elaborada pelos advogados, que a OAB/SP lançou para premiação em dezembro.
Éramos para apreciar as monografias que estão já de posse da Comissão na última sexta-feira, mas a nossa reunião foi adiada para o dia 11 de novembro.
Ainda nos dias 4 e 5, por ocasião de solenidades acontecidas no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, onde ainda estamos comemorando os 84 anos da Cessação das Hostilidades do Movimento de 32, fui enfático em meus pronunciamentos a respeito do assunto, afirmando que o BRASIL está muito, mas muito pior do que em 1932. Naquela ocasião, o movimento constitucionalista foi contra uma DITADURA. HOJE, a história é diferente, onde a corrupção se generalizou de tal forma, que onde se mexe descobre-se a desonestidade institucionalizada. E está demorando muito para que se resolva o problema. Verifica-se que as autoridades estão, quase que na sua maioria, mancomunadas nas bandalheiras. É lamentável dizer que até o poder judiciário está envolvido nisso tudo. As delações são um claro exemplo do comprometimento de muita gente que traiu o povo, roubando descaradamente, como se isso fosse algo sem importância.
Dessa maneira, o BRASIL precisa acordar do berço onde dorme eternamente e cair na dura realidade da lamentável situação atual. E, quando falamos a verdade, ainda há a censura de que devemos aceitar os fatos, não publicando nada sobre esse estado de coisas. Isso é medo? Ou estamos errados e os ladrões do erário público é que estão certos?
Agora, de uma maneira cruel, deveremos aceitar também essa situação esdrúxula de que a conta deverá ser paga com o sacrifício de todos. Mas como entender as palavras de um ministro do Supremo Tribunal Federal, preocupado com os “baixos salários dos magistrados”. Detalhe: ele recebe mais de 33 mil reais por mês, fora a mordomia de que goza, e quer ganhar 39 mil. Os jornais de hoje noticiam suas palavras: “Condomínio aumenta, IPTU aumenta, a escola aumenta, o supermercado aumenta, e o salário do juiz não aumenta? E reivindicar é feio? Absolutamente, não”. Parece que vivemos um clima de insensatez.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde todos os associados são voluntários em seus trabalhos, combate essa situação e prova que o Movimento Constitucionalista de 32 está mais atual do que nunca. Faltam homens de caráter íntegro para combater a situação atual pela qual a Pátria está passando. Ficará bem pior quando o BRASIL for denunciado por outros países do enorme rombo causado pelos vendilhões que usaram o PODER para se locupletarem descaradamente.
Meu caro MARIANO, a situação é muito preocupante. Estou muito desanimado nesse contexto tenebroso. O clamor público deverá acontecer brevemente, pois a situação é insustentável.

O Professor RODRIGO GUTENBERG, Presidente do Núcleo MMDC NORTE – “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO” manda a seguinte mensagem:
Caro Coronel Ventura,
Em continuidade à nossa conversa sobre uma solenidade em dezembro para o Núcleo MMDC NORTE, parece que as melhores datas para a Sociedade são: dia 12 (segunda-feira), 13 (terça-feira) e dia 14 (quarta-feira). Há também o dia 16 (sexta-feira) ou qualquer outro que o senhor deliberar.
Nosso intuito é fazer no Obelisco se possível contando com o apoio da DEC, a Marinei disse que nos ajuda nesta parte, conversando com a DEC.
Então eu aguardo o retorno do senhor p´ra que nós possamos iniciar os trabalhos.
Muito obrigado mestre, coronel Ventura. Parabéns pelos (quase 3 milhões de acesso, certeza que 1 milhãozinho desses acessos são meu... kkkkk.
Abração!

Respondo ao RODRIGO:
CARÍSSIMO RODRIGO
MARCAREMOS PARA O DIA 16 DE DEZEMBRO, SEXTA-FEIRA, QUE É O DIA DA SEMANA QUE DESPACHAMOS NO OBELISCO. Nos outros dias de semana estamos no MUSEU MILITAR e as pessoas já se acostumaram a nos procurar nesse lugar.

À tarde, por volta das 14 horas, responde o RODRIGO:
Nobre coronel,
Acertado! Dia 16 de dezembro às 15 horas, como de costume. Agradeço muito pelas oportunidades, gostaria de dar mais frutos, ainda sou pequeno, mas melhorarei e poderei ajudar muito mais.
Inicio as tratativas do evento hoje.
Boa semana p´ro senhor e um carinhoso beijo em D. Lucinda.

Por volta das 17:20 horas, ele escreve:
Coronel, há possibilidade de ser às 19 horas?

Minha resposta:
Estimado Professor RODRIGO
Sim. Poder ser às 19 horas. Deixe-me a par das tratativas.
O último evento foi cheio de erros, causados principalmente porque nada comunicaram ao Presidente.
Autoridades convidadas deveriam ser recepcionadas por mim. Fiquei numa situação ridícula. No dia 4 o Quartel General queria saber o que iria acontecer no dia 5 e o “trouxa” do presidente nada pode esclarecer. Até fui inquirido por repórteres e simplesmente tive de passar o “abacaxi” para a frente, isto é, deixar para falar depois da solenidade. Isso é decepcionante para a Sociedade. Uma das coisas mais desagradáveis foi a farta distribuição de medalhas que não eram da Sociedade. Se a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO é o foco do evento, fica muito ruim entregar outras condecorações num mesmo evento. Isso está proibido por mim. O evento do dia 5, no lugar sagrado do Monumento Mausoléu, foi simplesmente lamentável. O MARCELO COVATZ estava lá e pode esclarecer o meu descontentamento.
Cumprir os prazos ditados pelo PLANO DE AÇÃO DE 2016, que ainda hoje irei relançar em meu blog, face a rebeldia de alguns núcleos.

Coloco em meu blog, novamente, o PLANO DE AÇÃO DE 2016, face os últimos acontecimentos que balançaram a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Por volta das 20:30 horas, escreve o RODRIGO:
Meu caro amigo Coronel,
MARINEI informou-e em poucas palavras que o senhor estava  “P” da vida por conta do procedimento adotado pelos diretores do Núcleo MMDC CERET “NON DVCOR, DVCO”, ela contou-me rapidamente a má organização, as não comunicações com o presidente da Sociedade. O pessoal precisa entender que o senhor, coronel, somente o senhor, que faz as deliberações. Infelizmente, creio que eu que por conta de falta de informação unida a vontades próprias, não consultaram o senhor, achando que agora era por eles mesmo. Eu, enquanto presidente do Núcleo MMDC NORTE, seguirei as dicas do senhor, pois o tenho como professor/ensinador, por exemplo:
- o MMDC Norte não entregará medalha que não seja da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (salvo se o senhor quiser/precisar).
- Não ultrapasso o limite de trinta e duas outorgas por evento, embora no último evento tenhamos entregues 34, não mais repetirei, nem venho com conversinha mole com o senhor para que aceite, pois é assim que tem que ser não é coronel, Trinta e Dois é um número sagrado e há 5 anos é meu número da sorte, adoro me deparar com ele. Assim que o Hernnanny soube que havia a possibilidade de fazermos evento no Obelisco, ele me perguntou se poderia encaixar alguns nomes, eu disse que se depender de mim não, mas se o coronel Ventura autorizasse, por mim também estaria.
- Não marco evento sem antes consultar o senhor. Em fevereiro de 2017 tratarei de decidir ao menos 5 datas para eventos do MMDC Norte, aprazaremo-as com ampla prévia.
Como ficou patente essa desorganização do Núcleo, que acha que “não é conduzido”, eu entrei em contado há pouco com o sr. Marcelo Pelegrino, afim de saber mais sobre o referido Núcleo; para que me enviasse dotos p´ra que eu publicasse nos sites da Sociedade e para a introdução do referido núcleo no “Planejamento de Gestão para os Núcleos Base”. O mesmo me disse que nesta semana me retornaria para iniciarmos a criação do Blog e etc.
Também contatei o Dr. KIRILOS, que faço questão de salientar que é um homem muito educado, simpático e prestativo, através de uma conversa telefônica combinamos de enfeixar em nossas mãos um laço mais forte para dar mais energia para o Planejamento de Gestão dos Núcleos Base”.
O Cb Cassiano, presidente do Núcleo MMDC BAURU – “VOLUNTÁRIO JOAQUIM ZAGUI”, não só está ciente do Planejamento como já iniciamos a construção do Blog do MMDC Bauru.
Infelizmente não tenho o contato dos outros Núcleos Base, se o senhor puder fazer um apanhado de mais alguns me ajudaria para que eu entre em contato com os respectivos presidentes e continuarmos esse trabalho que tenho como meta.
Mudando um pouco de assunto, gostaria de lhe dizer que com as experiências dos dois primeiros eventos do MMDC Norte, adquiri um pouco de experiência em solenidades/eventos e já trato de estruturar eventos mais bonitos, mais profissionais, mais organizados e claro com o cadastramento de membros. Em nosso próximo evento levaremos material para angariar associados, teremos sucesso, tenho certeza.
Coronel, tenho muita coisa p´ra falar, mas não quero ser prolixo, meu diletantismo está bem gostoso neste domingão...kkk
Um forte abraço!
Cordial e respeitosamente,

Respondo ao Professor RODRIGO:
Estimado Amigo RODRIGO !!!
Estou publicando em meu BLOG, que hoje bateu o recorde de mais de 3 mil visualizações num só dia, o PLANO DE AÇÃO DE 2016, infelizmente “esquecido” pelos nossos núcleos.
É a verdadeira história do CRIADOR E DA CRIATURA. Criamos o núcleo com toda a certeza de que iremos ter amigos que irão trabalhar pelo sucesso da Sociedade e depois descartam o presidente que criou o núcleo e ajudou a estabelecer até honrarias, para torna-lo mero “coadjuvante”.
Não precisamos de núcleos que vão atrapalhar a vida da Sociedade em vez de colaborar com a nossa finalidade de propagar o Movimento Constitucionalista de 32 aos quatro ventos.
ESTOU MARCANDO REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA DIRETORIA EXECUTIVA E DOS PRESIDENTES DE NÚCLEOS E COMISSÕES PARA ÀS 14:30 HORAS DO DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2016, NO MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32, a fim de reestabelecer as ordens emanadas no PLANO DE AÇÃO DE 2016.
GOSTARIA QUE VOCÊ JÁ ANUNCIASSE NO SITE DA SOCIEDADE ESSA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA QUE TEM A FINALIDADE DE RELEMBRAR AS OBRIGAÇÕES DOS NÚCLEOS E OUTRAS MEDIDAS QUE TENHAMOS DE TOMAR.

MARINEI
Solicito tomar conhecimento do teor da resposta ao Presidente do Núcleo MMDC-NORTE.
ELABORAR CONVOCAÇÃO DA REUNIÃO EM CARÁTER EXTRAORDINÁRIO, DA DIRETORIA EXECUTIVA E DOS PRESIDENTES DE NÚCLEOS E COMISSÕES PARA ÀS 14:30 HORAS DO DIA 25 DE NOVEMBRO, NO OBELISCO DO IBIRAPUERA.
REENVIAR O PLANO DE AÇÃO DE 2016 PARA TODOS OS NOSSOS ASSOCIADOS, FACE OS GRAVES ACONTECIMENTOS PELOS QUAIS A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC ESTÁ PASSANDO. O PLANO DE AÇÃO DE 2016 CAIU NO “ESQUECIMENTO” DE NOSSOS PRESIDENTES DE NÚCLEO, QUE SIMPLESMENTE FAZEM AQUILO QUE BEM ENTENDEM.    

Caríssimo Cel. VENTURA, boa noite !
Diante desse quadro que traduz realidade é de se ficar apreensivo, principalmente pelo  fato  da  inércia do EXÉRCITO.
Roma está incendiada e a única FORÇA com capacidade de propiciar  novas  diretrizes para consolidar   uma verdadeira
REPÚBLICA assiste, pelo menos até agora, de braços cruzados.
Quanto a LDN depois de muito tergiversar chego a
conclusão que é melhor permanecer também na expectativa. Aguardemos que acorde com o espírito de OLAVO BILAC.
Somaria força no sentido de apoiar eventual tomada de posição em apoio ao caudal de consciência que vem elucidando,
aculturando o povo para que compreenda o significado da corrupção cujo apenamento é a conta paga por ELE, como
muito bem ressalta.
 Apreciaria receber o desfecho desse concurso de monografias da OAB.
 Fraternal apreço, Mariano.                          

Vencer o INTERNACIONAL  no ALLIANZ PARQUE era crucial para o PALMEIRAS  seguir firme em busca do título brasileiro. Era afastar qualquer fantasma de 2009, quando viu a taça escapar nas rodadas finais. Personagem daquela derrocada, o meia CLEITON ZAVIER fez sua parte: marcou o único gol da vitória por 1  a 0.
Resultado importante para dar mais um passo rumo à taça. Com os três pontos conquistados, o time chegou a 70, contra 64 do novo vice-líder SANTO. Aumentou em mais um ponto para o segundo colocado, pois o FLAMENGO, dono do posto até esta rodada, empatou o clássico contra o BOTAFOGO, no sábado, e ficou para trás (63).
Acabou o amor. Pouco depois de o FLUMINENSE perder por 4 a 2 para o CRUZEIRO, no MINEIRÃO, a diretoria do clube carioca anunciou a demissão do técnico LEVIR CULPI.
Contratado em março, LEVIR comandou a equipe em 52 jogos. Foram 22 vitórias, 15 empates e 15 derrotas, com 51,9% de aproveitamento. Sua única conquista na temporada foi o título Da PRIMEIRA LIGA.
O FLUMINENSE segue no meio da tabela, com 48 pontos. O CRUZEIRO chegou a 44.
Brigando por uma das três vagas diretas na fase de grupos da LIBERTADORES, o ATLÉTICO MINEIRO vacilou. Foi ao COUTO FEREIRA e perdeu por 2 a 0 para o CORITIBA. Com 60 pontos, o GALO segue em quarto, a três pontos do FLAMENGO. O COXA tem 42.
Pela parte inferior da tabela, o VITÓRIA venceu o ATLÉTICO PARANAENSE, no BARRADÃO, por 3 a 2, chegou a 39 pontos e saiu da zona da degola. No ARRUDA, o SANTA CRUZ fez 1 a 0 no AMÉRICA MINEIRO e empurrou o COELHO para a lanterna. A CHAPEOENSE fez 1 a 0 no FIGUEIRENSE.

ANDY MURRAY conquistou seu primeiro título como número 1 do ranking mundial. O triunfo aconteceu hoje, quando o tenista britânico superou o norte-americano JOHN ISNER na decisão do MASTERS DE PARIS.
Contra o freguês – em oito confrontos diretos, MURRAY venceu todos. O título conquistado na capital francesa foi o oitavo do escocês nesta temporada. Amanhã, MURRAY vai aparecer como o líder do ranking, com vantagem de 405 pontos sobre NOVAK DJOKOVIC.

A Polícia  Militar localizou, hoje, quatro corpos em uma área de mata fechada próximo à ESTRADA DE TAQUARUSSU, em MOGI DAS CRUZES, na GRANDE SÃO PAULO.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, os quatro corpos foram localizados após uma ligação para o 190 e estavam em avançado estado de decomposição. Uma equipe do DHPP esteve no local. O departamento é responsável pela investigação do desaparecimento de cinco jovens, vistos pela última vez no dia 21 de outubro indo para uma festa em RIBEIRÃO PIRES, na mesma região onde os quatro corpos foram encontrados nesta tarde.
Preguntada sobre a ligação entre os dois casos, a secretaria do governo GERALDO ALCKMIN afirmou que “mais detalhes não podem ser divulgados para não atrapalharem os trabalhos”. Os corpos passarão por exame de identificação.
De acordo com a conselheira do CONDEPE (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana que acompanha o caso, CHEILA OLALIA, a expectativa dos familiares dos jovens sumidos é que os corpos encontrados sejam deles.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         






    
XXXX

Nenhum comentário: