quinta-feira, 10 de novembro de 2016

7 DE NOVEMBRO DE 2016 - SEGUNDA-FEIRA

MINHA BISNETA ANA CLARA

DIA     S E T E     DE     N O V E M B R O     DE     2 016    -     SEGUNDA-FEIRA.
79 anos, 10 meses e 11 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
122º DIA DO ANO 67º
58 anos e 154 dias na PMESP
57 anos e 266 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 926 DIAS – 499 100 horas.
53 anos e 59 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 238 dias no Posto de Coronel – 343 meses e 26 dias.
5 anos e123 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 999 dias CORONEL - 24 anos e 329 dias na reserva.
11 083-663 048                      10 999-257 504                                 10 724-251 100.
DIA DE SÃO FRANCISCO PALAU. Possuía um particular discernimento do papel desempenhado pelo demônio no mundo, e se empenhou para que a Igreja ampliasse o uso do exorcismo como arma espiritual adequada às necessidades dos fiéis. Em conseqüência de suas opiniões religiosas e políticas, foi perseguido e exilado. Fundou duas congregações religiosas femininas e duas masculinas, que vieram a se extinguir.
DIA DE AUGUSTO RAMIREZ MONASTÉRIO. Sacerdote franciscano, nasceu na GUATEMALA. Era vigário da paróquia de SÃO FRANCISCO em ANTIGUA, na GUATEMALA. Detido depois de receber ameaças de morte, foi morto em 1983 por lutar contra a repressão naquele país.

VIVEMOS TODOS SOB O MESMO CÉU, MAS NEM TODOS TEMOS O MESMO HORIZONTE (KONRAD ADENAUER).

A SABEDORIA SUPERIOR TOLERA, A INFERIOR JULGA; A SUPERIOR ALIVIA, A INFERIOR CULPA; A SUPERIOR PERDOA, A INFERIOR CONDENA. TEM COISAS QUE O CORAÇÃO SÓ FALA PARA QUEM SABE ESCUTAR!”        (CHICO XAVIER).

PREOCUPE-SE MAIS COM A SUA CONSCIÊNCIA DO QUE COM A SUA REPUTAÇÃO; PORQUE SUA CONSCIÊNCIA É O QUE VOCÊ É, E SUA REPUTAÇÃO É O QUE OS OUTROS PENSAM DE VOCÊ. E O QUE OS OUTROS PENSAM É PROBLEMA DELES.

209 a. JOAQUIM MANOEL GONÇALVES DE ANDRADE. Nasceu em FUNCHAL – ILHA DA MADEIRA, em 7 de novembro de 1807. Faleceu em SÃO PAULO, no dia 7 de fevereiro de 1879. Religioso. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, na turma de 1836. Recebeu as ordens sacras em 1831. Escrivão da Câmara Eclesiástica. Nomeado cônego da Catedral, em 1841. Foi encarregado pelo governo provincial de administrar as obras de reedificação da SÉ, em 1945. Eleito pelo cabido diocesano como Vigário Capitular para um canonicato na SÉ de SÃO PAULO. Vigário Geral de SÃO PAULO (1802/26). Colado na cadeira de arcediago e reeleito presidente do Cabido, em 1869. Deputado Provincial no RIO DE JANEIRO. Vice-presidente da Província de SÃO PAULO (1875 e em 1878). Deputado provincial, estadual, SP (1840/49, como suplente; 1844/45; 1848/49  (como  suplente);  1850/51;  1852/53; 1854/55  e de 1858/59). Foi agraciado pelo Imperador D. PEDRO II como monsenhor honorário da Capela Imperial, com o hábito e comenda de CRISTO. Seu tio, D. MANOEL JOAQUIM GONÇALVES DE ANDRADE, BISPO DE SÃO PAULO e também vice-presidente da Província de SÃO PAULO, assumiu o governo várias vezes.
193 a. poeta MANUEL JOSÉ QUINTANA inaugura a Universidade de MADRI, em 7 de novembro de 1822.
191 a. lançado em RECIFE, o DIÁRIO DE PERNAMBUCO, o primeiro jornal da AMÉRICA LATINA, em 7 de novembro de 1825.
185 a. BRASIL e GRÃ-BRETANHA assinam uma lei que proíbe o TRÁFICO TRANSATLÂNTICO DE ESCRAVOS para o território brasileiro, em 7 de novembro de 1831. Ela determina que “todos os escravos que entrarem nos territórios ou portos do BRASIL vindos de fora ficam livres”. Mas os escravos continuam a chegar ao país clandestinamente até 1850.
179 a. começa em SALVADOR a SABINADA, movimento revolucionário ocorrido no período regencial, liderado por SABINO ÁLVARES DA ROCHA VIEIRA, em 7 de novembro de 1837. A SABINADA queria a independência da BAHIA (ao menos até a maioridade de PEDRO II) e se restringiu à capital. Foi sufocado em março de 1838.
168 a. da REVOLUÇÃO PRAIEIRA (7 de novembro de 1848). Eclode em OLINDA, PERNAMBUCO, a última das insurreições realmente relevantes contra a unidade regencial.
155 a. presidente equatoriano JOSÉ MARÍA VELASCO IBARRA é obrigado a renunciar, em 7 de novembro de 1861.
149 a. nasce JOÃO MAURÍCIO SAMPAIO VIANA em SALVADOR, no dia 7 de novembro de 1867. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, VIANA ingressou na vida pública como vereador, depois vice-prefeito e ainda deputado estadual. Exerceu os cargos de membro e presidente do Conselho da Caixa Econômica Federal, Presidente do Conselho e diretor da Caixa Econômica do Estado, presidente do albergue SANTA MARIA e membro do conselho e diretor do Liceu de Artes e Ofícios. Morreu em 1917.
137 a. nasce LEON TROTSKY, revolucionário russo, em 7 de novembro de 1879.
131 a. CANADÁ termina seu trem transcontinental chamado de CANADIAN PACIFIC, em 7 de novembro de 1885.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 7 de novembro de 1898: sabemos que o deputado federal senhor CORONEL FERNANDO PRESTES, por toda esta semana, enviará ao Congresso Nacional um ofício renunciando a sua cadeira de representante na Câmara dos Deputados. Também renunciarão as suas cadeiras de deputados estaduais os senhores doutores PEREIRA DE QUEIROZ e ALFREDO GUEDES.
Sabemos que por iniciativa de um grupo de rapazes, no dia 15 de novembro será organizada uma MARCHEAUX FRAMBEAUX, com o fim de cumprimentar os representantes das nações que acolheram o doutor CAMPOS SALLES durante a sua excursão pela EUROPA.
O alfaiate NICOLA, italiano, encontrando-se ontem com GIUSEPPE NUNCIATTO, depois de uma troca de palavras por questão de dinheiro, deu-lhe várias navalhadas na cabeça.
Visto a quantidade de doentes que ultimamente têm ido para MOGI DAS CRUZES, em procura de alívio e convalescer, e havendo falta de casas, o senhor BARÃO DE JACEGUAY apresentou na sessão da Câmara Municipal um projeto, obrigando-se a formar uma empresa que, por meio de ações, fará a construção de um vasto sanatório, com um bem montado hotel.
O presidente MacKINLEY está redigindo um ultimato convidando a ESPANHA a retirar as suas forças do arquipélago das FILIPINAS.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 7 de novembro de 1899: a Câmara Municipal, na pessoa do senhor ABÍLIO SOARES, vai tomar uma providência contra os negociantes especuladores que, aproveitando-se de uma situação anormal, procuram logo aumentar os preços dos gêneros de primeiro consumo, tornando ainda mais intolerável esta situação já por si só tão penosa. O projeto apresentado pelo senhor ABÍLIO SOARES visa servir tão somente o público, resguardando-o de vexames.
RIBEIRÃO PRETO – reapareceram as queixas contra o serviço de iluminação pública. Ali a luz elétrica de quando em vez falha, tendo a população de recorrer ao velho querosene.
A Câmara Municipal de MOGI DAS CRUZES firmou contrato com o doutor JOÃO DAMASCENO DE MAGALHÃES para o estabelecimento de um núcleo colonial naquela cidade, nas proximidades do Rio JUNDIAÍ.
O doutor VITAL BRAZIL foi examinar os cavalos na polícia, a fim de reescolher quatro que serão inoculados com culturas mortas, para preparação do serum anti-pestoso.
LONDRES – os jornais procuram debalde atenuar os desastres do exército britânico com as notícias do ministério da guerra, sabendo-se que as tropas inglesas cederam aos boers, com fraca resistência, uma grande extensão do território nas colônias de NATAL e do CABO e na BECHUANALÂNDIA.
LONDRES – um telegrama de CAPETOWN informa que uma coluna orangina saída de BETHULEI, ocupou a praça de BURGHERSDORN, a 60 km da fronteira de ORANGE. Com esta ocupação, toda a zona do Rio KRAAL desde ALIWAT-NORTH fica isolada do resto do território inglês, sendo por isso considerada conquistada pelos boers.  
115 a. nasce a poetisa portuguesa CECÍLIA MEIRELES no RIO DE JANEIRO, em 7 de novembro de 1901. Faleceu em 9 de novembro de 1964. Considerada uma das maiores poetisas em língua portuguesa, publicou em 1919 seu primeiro livro de poesias, “ESPECTROS”, obra de estilo parnasiano, que logo iria dar lugar a uma influência simbolista, presente, por exemplo, em “BALADAS PARA EL-REI” (1925). Em 1935 publicou “O ESPÍRITO VITORIOSO”. Quatro anos depois, veio a obra “VIAGEM”. A partir da década de 1940, deslancha uma prolífera carreira que teria um dos pontos altos no “ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA” (1953), um marco da literatura social brasileira. Traduziu também grandes nomes, como VIRGÍNIA WOOLF e RAINER MARIA RILKE.                    
113 a. da notícia de que a última conferência havida em PETRÓPOLIS, em 7 de novembro de 1903, sobre a QUESTÃO DO ACRE, entre os plenipotenciários bolivianos e brasileiros não adiantou muito. O BARÃO DO RIO BRANCO teria naquela conferência proposto ligeira modificação no acordo projetado e os diplomatas bolivianos teriam discordado, recusando-se, em absoluto, a ceder a proposta referente à cessão de territórios. As negociações vão prosseguir diretamente entre o governo brasileiro e o general PANDO.
113 a. nasce o compositor ARY EVANGELISTA BARROSO, na cidade mineira de UBÁ, em 7 de novembro de 1903. Foi um dos mais importantes compositores da música popular brasileira, com enorme produção de músicas maravilhosas e de muito sucesso. Além de radialista e homem de televisão, com programa de calouros no rádio, inicialmente, e depois na televisão, marcou época, assim como “flamenguista apaixonado e fanático”. Fez toda sua brilhante carreira no RIO DE JANEIRO, onde faleceu a 9 de fevereiro de 1964. Os maiores sucessos de ARY BARROSO foram: AGUARELA DO BRASIL, NO TABULEIRO DA BAIANA, BONECA DE PIXE (com LUÍS IGLÉSIAS), NA BAIXA DO SAPATEIRO, DÁ NELA, É LUXO SÓ, NO RANCHO FUNDO (com LAMARTINE BABO), RISQUE, FACEIRA. Mais dados biográficos sobre ARY BARROSO se encontram nessas memórias, registradas por ocasião de seu falecimento.
106 a. falece o escritor russo LEON TOLSTÓI, na aldeia de ASTÁPAVO, no dia 7 de novembro de 1910. Foi sepultado no bosque de STÁRI ZAKAS, em IÁSNAIA POLIANA, onde nasceu em 28 de agosto de 1828 (a biografia do  autor de OS COSSACOS, ANA KARÊNINA, GUERRA E PAZ, RESSURREIÇÃO  está em  minhas memórias por ocasião das anotações de seu nascimento). 
105 a. comunicam de COPENHAGUE, em 7 de novembro de 1910, que será brevemente publicado o relatório do explorador KNUD RASMUSSEN, contando uma entrevista que teve em CABO YORK com o missionário OLSEN, o qual interrogou os esquimós que acompanharam o doutor FREDERIK COOK e o comandante ROBERT PEARY nas suas respectivas expedições ao POLO NORTE.
105 a. a Rua do ANHANGABAÚ está imunda e também nos terrenos da rua 25 de março, no fundo das casas de numeração par, o lixo existe aos montões. O município está pagando caro pelo serviço de carroças da Limpeza Pública, que só a empresa aproveita. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 7 de novembro de 1911).  
104 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 7 de novembro de 1912: (RIBEIRÃO PRETO) Em SERTÃOZINHO está grassando varíola com intensidade. Ontem seguiu para aquela cidade o doutor EDUARDO LOPES, chefe da comissão sanitária. Aqueles facultativos estão empenhados em debelar a epidemia, que está tomando caráter assustador.
102 a. nasce ALBERT CAMUS, em 7 de novembro de 1913.
  99 a. REVOLUÇÃO RUSSA (1917), em 7 de novembro de 1917. Bolcheviques liderados por VLADIMIR LENIN e LEON TROTSKI tomam o poder na RÚSSIA. Desde a noite de 6 de novembro, revolucionários assumiam pontos estratégicos da cidade de PETROGRADO. A idéia era tomar o Palácio de Inverno, sede do governo provisório, e derrubar, definitivamente, o poder de KERENSKI. Embora o ex-chefe de Estado tenha conseguido fugir, todo o país comemorava a vitória dos soldados, trabalhadores rurais e urbanos.
  83 a. vai ao ar o programa de rádio LA EDICIÓN ORAL DEPORTIVA, um dos mais populares da ARGENTINA, em 7 de novembro de 1933.
  80 a. nasce ILSON LOPES PINTO, em BAURU, no dia 7 de novembro de 1938. Entrou para as fileiras da FORÇA PÚBLICA no 4º BATALHÃO DE CAÇADORES (BAURU), onde trabalhou durante trinta anos servindo a comunidade. Entre muitas ocorrências de um guerreiro, o SARGENTO ILSON LOPES PINTO salvou a vida de um jovem que tentou o suicídio no Viaduto JOÃO SIMONETTI, mais conhecido como Viaduto da 13 de Maio. Chamado pelo COP, dirigiu-se até o local onde encontrava praticamente caindo do viaduto o jovem. Ele o agarrou e os dois ficaram pendurados pelo cinturão da Força Pública que usava, salvando-o. É uma história linda de um profissional de valor que tinha o apelido de PONTO 6 (isso porque o PONTO 1 era o Comandante).
  80 a. reunião no salão nobre do CLUBE MILITAR de um grupo formado por oficiais do Exército e da Marinha, idealistas e intelectuais, sob a feliz inspiração do então Capitão de Infantaria SEVERINO SOMBRA DE ALBUQUERQUE, para tratar da fundação da Sociedade Militar Brasileira de História e Geografia que entraria em funcionamento oficialmente em 15 de novembro de 1938, já com o nome de Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB). A mesa que presidiria os trabalhos daquela memorável sessão seria constituída pelos Generais MOREIRA GUIMARÃES e AZEREDO COUTINHO e ALMIRANTE RAUL TAVARES, secretariada pelo CAPITÃO SOMBRA. O secretário abriu a sessão expondo os motivos da reunião. Começou por declarar dispensável a apresentação de qualquer justificativa para a criação da instituição que se pretendia fundar. No entanto, havendo tomado a iniciativa de sua organização, devia aos presentes uma explicação de como concebia e compreendia a sua existência. Apresentou três razões que reputava essenciais para a fundação da sociedade. Primeiro, a especialização cada vez maior na História demandava a criação de um Instituto em que se estudasse o aspecto militar da nossa História, coletiva e sistematicamente. Seria a contribuição dos profissionais das armas à obra a ser desenvolvida pelos futuros historiadores. Em segundo lugar, salientava que a História Militar representava a fonte mais rica de ensinamentos para todos os chefes militares; as lições estratégicas, políticas e tática do passado sempre constituíram motivos de meditação de todos os grandes capitães; a História Militar proporcionava a melhor explicação do estágio alcançado pelas Forças Armadas e a base para promover sua evolução. Finalmente, disse: “Os povos se afirmam e sobrevivem pela existência de uma personalidade nacional característica e esta se mantém, manifesta-se e passa de geração a geração graças à continuidade histórica. O esquecimento do passado, as rupturas com a tradição, a ignorância da História nacional são elementos decisivos na descaracterização dos povos, na sua similação por outros e no enfraquecimento do organismo nacional.” Assinaram a ata da histórica fundação: TASSO FRAGOSO, RAUL TAVARES, CÂNDIDO MARIANO RONDON, DÍDIO COSTA, ALÍPIO DI PRIMO, LIBERATO BITTENCOURT, JOÃO BORGES FORTES, REGO MONTEIRO, HENRIQUE BOITEUX, NOGUEIRA DA GAMA, LÍSIAS RODRIGUES, ÁLVARO OTÁVIO DE ALENCASTRE, SOUZA DOCCA, FRANCISCO JOSÉ PINTO, DANTON GARRASTAZU TEIXEIRA, VALENTIM BENÍCIO DA SILVA, LIMA MINDELO, JÔNATAS DE MORAIS CORREIA, LIMA FIGUEIREDO, RAJA GABAGLIA, LUIZ LOBO, CÉSAR XAVIER, RAUL BANDEIRA DE MELO, CORDOLINO DE AZEVEDO, GENSERICO DE VASCONCELOS, MOREIRA GUIMARÃES, AUGUSTO CARLOS DE SOUZA E SILVA.
  75 a. durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, os ESTADOS UNIDOS aprovam crédito de um milhão de dólares a UNIÃO SOVIÉTICA para a compra de armas, em 7 de novembro de 1941.
  64 a. nasce GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN FILHO em PINDAMONHANGABA, em 7 de novembro de 1952. Formado em Medicina pela Faculdade de Taubaté, na turma de 1977. Especialização em Anestesiologia, pelo Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (1978/80). Professor de fisiologia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras (1974/76), e de Enfermagem Neurosopsiquiátrica do Instituto SANTA TERESA, ambas de LORENA–SP. Vereador (1973/77). Presidente da Câmara Municipal (1973/74). Prefeito Municipal de PINDAMONHANGABA, em 1977/82. Deputado Estadual no período de 1983/87. Deputado Federal (1987/01 e 1991/94). Vice–líder do PMDB na Assembléia Nacional Constituinte (1 987/88). Fundador do PSDB, em 1988. Presidente do Diretório Regional do PSDB em São Paulo (1991/94). Vice–Governador do Estado (1995/99 e 1999/2001).  Presidente do Conselho Diretor do Programa Estadual de Participação da Iniciativa Privada na Prestação de Serviços Públicos e na Execução de Obras de Infra–Estrutura (1995). Presidente do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização – PED do Governo do Estado (1996). Candidato a prefeito da Capital de São Paulo, em 2000. Governador do Estado (2001/ 2002). Candidatou-se à reeleição nas eleições de 6 de outubro de 2002 ( 1º turno ) e 27 de outubro de 2002 (segundo turno). Candidatou-se à Presidência do BRASIL nas eleições de outubro de 2006, enfrentando o Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, candidato à reeleição. Chegou ao segundo turno, sendo derrotado. Disputou as eleições de outubro de 2008 para prefeito de SÃO PAULO, sendo derrotado. Em 2010 candidatou-se novamente à Presidência da República, sendo derrotado pela candidata petista DILMA ROUSSEFF. É atualmente o governador de SÃO PAULO.
  60 a. ocorre em PARIS, uma manifestação contra a invasão soviética na HUNGRIA, em 7 de novembro de 1956.
  60 a. Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas exige que a INGLATERRA, a FRANÇA e ISRAEL retirem suas tropas do EGITO, em 7 de novembro de 1956.
  54 a. as NAÇÕES UNIDAS passam uma resolução condenando a política do apartheid da ÁFRICA DO SUL, em 7 de novembro de 1962.
  53 a. são resgatados onze sobreviventes de acidente numa mina na cidade de LENDEDE, no Estado da BAIXA SAXÔNIA, em 7 de novembro de 1963. Eles haviam resistido durante duas semanas e a operação do resgate ficou conhecida como “O MILAGRE DE LENDEDE”.
  53 a. nasce JOHN BARNES, jogador de futebol inglês, na JAMAÍCA, em 7 de novembro de 1963.
  53 a. das anotações feitas em 7 de novembro de 1963 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 4º - DIA 121º - 5 anos e 155 dias na FORÇA PÚBLICA – 62º dia como ASPIRANTE – 49º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Passei uma noite mal. Não consegui dormir de jeito nenhum. Estou resfriado, com dor de cabeça, completamente descrente e dificilmente poderia me sentir bem numa noite assim.
Levanto no horário das 5:10 horas, fazendo uma má idéia deste 7 de novembro. Embarco no trem das 5:52 horas como já estou acostumado.
No BATALHÃO DE GUARDAS não daria aula para nenhum pelotão. Usaria todo o expediente para encerrar o Conselho de Disciplina do SOLDADO JOVINO. O Conselho opinou pela reforma administrativa do soldado e o processo é encaminhado agora para a autoridade convocante. TEENTE-CORONEL JOSÉ VILLELA SANTOS.
Na reunião de oficiais nada temos de novo. São mais de 13 horas quando deixo o BATALHÃO DE GUARDAS. Sentia-me cansado nesta tarde.
Somente à noite é que procuro alguma diversão com os programas de televisão: Entre tais programas: ENCONTRO COM LUÍS VIEIRA e MOACIR FRANCO SHOW no canal 9. No canal 4 assisto: NOSSA VIDA COM MAMÃE.  
  52 a. dos apontamentos registrados no dia 7 de novembro de 1964 (sábado). ANO 15º - MÊS 4º - DIA 121º - 6 anos e 156 dias na FORÇA PÚBLICA - 168 dias como 2º TENENTE = 415 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Os componentes afetos à 6ª Divisão Policial resolvem fazer uma festa de congraçamento da polícia, em torno da figura do Secretário de Estado dos Negócios da Segurança Pública, e marcam a mesma para às 9 horas de hoje no CINE PIRATININGA.
Representando o BATALHÃO DE GUARDAS, encaminho-me logo cedo para aquele local. Encontro-me com o ASPIRANTE A OFICIAL NINO ANTÔNIO MEDEIROS CALESTINI, representando o Regimento "9 de Julho"e com o 1º TENENTE ÂNGELO, representando o 1º BP "TOBIAS DE AGUIAR".
O CINE PIRATININGA acolhe participantes da FORÇA PÚBLICA, da GUARDA CIVIL e da Polícia Civil, para, irmanados, confraternizarem-se com o Doutor CANTÍDIO NOGUEIRA SAMPAIO, Secretário da Segurança Pública.
Notamos as presenças dos comandantes da FORÇA PÚBLICA e da GUARDA CIVIL.
Depois das palavras do Secretário e da entrega de diplomas a diversos patrulheiros da turma de 1937, assistimos a um dos melhores filmes de guerra dos últimos anos: A PONTE SOBRE O RIO KWAI; um batalhão britânico é feito prisioneiro dos japoneses e, durante o desenrolar do filme vemos a obstinação do comandante prisioneiro, enfrentando ideologicamente o CORONEL SAITO, oficial intransigente, japonês, que necessita construir uma ponte sobre o RIO KWAI, numa ferrovia que devia ligar BANGKOK a RANGUM.
Deixamos o CINE PIRATININGA quando são mais de 13 horas. Vou com o ASPIRANTE CALESTINI até o Regimento "9 de Julho" e chego muito tarde em casa. Nada faço até às 19 horas, saindo com MARIA na parte da noite, indo até a ÁGUA FRIA.   
  51 a. das anotações registradas em 7 de novembro de 1965 (domingo). ANO 16º - MÊS 4º - DIA 120º - 7 anos e 156 dias na FORÇA PÚBLICA - 533 dias como 2º TENENTE- 780 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Durante a manhã leio o quinto e último volume do romance de MICHEL ZEVACO - BURIDAN.
Quero ouvir as músicas do programa SUCESSOS EM REVISTA, mas o rádio não quer funcionar.
O domingo está esplêndido. Lá fora faz gostoso sol e o aprecio enquanto minha esposa vai à feira.
A tarde é para descansar e nem futebol quero ouvir.
À noite, recebo a visita do 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN e sua família. Ficam eles em casa até 21 horas, conversando sobre uma porção de coisas. O CARCAN fala principalmente sobre suas atividades na secretaria do BG.
Após a despedida deles, assisto na televisão um fabuloso show apresentado pelo Canal 7, com os astros: VICENTE CELESTINO, CIRO MONTEIRO, JAIR RODRIGUES, ELIS REGINA, ELISETE CARDOSO, ZIMBO TRIO, OS INCRÍVEIS, ROBERTO CARLOS, ARI TOLEDO e muitos outros, num festival de música brasileira, com mais de três horas de duração.
Ainda assisto o vídeo-tape do jogo SANTOS x QUINZE DE NOVEMBRO DE PIRACICABA, desenvolvido na tarde deste domingo na "NOIVA DA COLINA". Esta partida teve um primeiro tempo melancólico para o SANTOS, que não conseguiu inaugurar o marcador. Somente aos 21 minutos do segundo tempo é que TONINHO marca para o líder e é o mesmo jogador quem marca o segundo gol da partida aos 36 minutos. Outros resultados da jornada futebolística deste domingo: CORINTHIANS 4 x AMÉRICA 0; SÃO PAULO 8 x NOROESTE 0; PALMEIRAS 2 x PORTUGUESA SANTISTA 1; BOTAFOGO 2 x JUVENTUS 2; SÃO BENTO 2 x PRUDENTINA 1.
O futebol paulista pega fogo na tarde do próximo domingo. Defrontar-se-ão, no MORUMBI, as esquadras do SANTOS e CORINTHIANS, líder e vice-líder respectivamente. Se a vitória for dos mosqueteiros, teremos novo ponteiro na tabela. Ao SANTOS basta um empate para continuar em sua privilegiada situação.
  50 a. das anotações em 7 de novembro de 1966 (segunda-feira). ANO 17º - MÊS 4º - DIA 121º - 8 anos e 156 dias na FORÇA PÚBLICA – 898 dias como 2º TENENTE – 216 dias na 2ª Companhia Independente.
Vou atender ao Memorando número 101-472-DJ, do CORONEL MONSENHOR INSPETOR DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, CORONEL PM PAULO AURISOL CAVALHEIRO FREIRE. Trata-se de um fato que procuro esconder e que cada vez se torna mais complicado. Para mim é algo muito desagradável, envolvendo um filho da MARIA, que procura me envolver em um caso que não vejo solução. Esse assunto é tratado com o 1º TENENTE BLUM, na Assistência Social, às 9 horas.
Passo pelo Serviço Odontológico e soube que o 3º SARGENTO WILSON FIGUEIRA foi transferido para o Corpo de Policiamento Florestal e já está apresentado.
No BATALHÃO DE GUARDAS, converso com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN e, às 10:20 horas, retorno ao meu lar, a fim de almoçar.
Chego em GUARULHOS, na 2ª CI, depois das 13 horas. Muita gente se encontra à minha espera a fim de receber dinheiro deixado por soldados, referentes à dívidas particulares. Além disso, temos nove praças que ainda não receberam seus vencimentos de outubro.
O CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS marca uma revista da tropa para às 14 horas. Há uma correria danada nesta tarde.
Dona ELVIRA visita-me nesta tarde. Marca uma viagem à POÁ e MOGI DAS CRUZES, na próxima quarta-feira.
O expediente é todo de afobação e, quanto aos outros problemas tudo corre muito bem. Hoje o SARGENTO FLÁVIO deixa de ver o seu amor chamado JANDIRA e me leva até o TUCURUVI.
Em casa, assisto nesta noite mais um filme BIG VALLEY e a novela O SHEIK DE AGADIR.   
  48 a. numa pedra, com cerca de dois metros de altura, que fica ao lado da escadaria do MASP, na Avenida PAULISTA, está escrito: “Assis Chateaubriand, criador de monumentos, fundou a 2 de outubro de 1947 o MASP, hoje transferido para este edifício que traz o seu nome. S.M. a RAINHA ELIZABETH II o inaugurou. 7 de novembro de 1968. Prefeito de São Paulo Faria Lima”.
  45 a. do choque da perua C-14, prefixo 99, da Polícia Militar, e um táxi da frota GARIBALDI, dirigido pelo motorista MANOEL SEBASTIÃO GONÇALVES, na esquina das Alamedas GLETE e BARÃO DE CAMPINAS, no dia 7 de novembro de 1971. A C-14 desgovernou-se, arrancou um poste indicativo de nomes de ruas e bateu na fachada de uma loja. O 2º TENENTE FRANCISCO ASSIS MEIRELLES e o soldado PM ALBERTINO MANOEL DOS SANTOS ficaram feridos e foram medicados no HOSPITAL MUNICIPAL e liberados.
  44 a. presidente RICHARD NIXON é reeleito nos ESTADOS UNIDOS, em 7 de novembro de 1972. Seu governo encerra a guerra contra o VIETNÃ. Ele deixa o cargo em 1974 por causa do escândalo de WATERGATE.
  43 a. nasce MARTIN PALERMO, jogador de futebol argentino, em 7 de novembro de 1973.
  43 a. PETROBRÁS anuncia a descoberta de uma jazida petrolífera em CAMPOS, no RIO DE JANEIRO, em 7 de novembro de 1973.
  43 a. ESTADOS UNIDOS e EGITO reatam relações diplomáticas, no dia 7 de novembro de 1973, rompidas entre os dois países desde a GUERRA DOS SEIS DIAS, em 1967    
  37 a. das anotações feitas em 7 de novembro de 1979: nesta quarta-feira, por causa da greve dos metalúrgicos, deixo minha casa às 3:30 horas. Fico sabendo que o TENENTE-CORONEL PM NEY VIEIRA DE ALMEIDA encontra-se doente, em sua Unidade. Sofreu intoxicação alimentar. Vou para o 2º BPChq com o MAJOR PM ALUÍZIO. Ali é organizada a Base de Comando nas primeiras ações de choque. Por volta das 5:50 horas um material de panfletagem é apreendido pelo TENENTE AMAURI, da ROTA. Nove elementos são conduzidos ao DEOPS. Com a chegada do MAJOR PM CLAUDOVINO, deixamos o 2º BPChq. TENENTE-CORONEL PM NEY vai-se recuperando. A greve está fraca nesse seu décimo-primeiro dia de duração. Um ato público na PRAÇA DA SÉ às 12 horas. Acontece uma Assembléia no Largo 13 de maio e uma reunião no Sindicato, às 16 horas. Às 19:15 horas termina a Assembléia dos Metalúrgicos. Opinam pela continuidade da greve. TENENTE-CORONEL PM PEREZ determina que amanhã se repita o mesmo esquema de choque desses últimos figurantes. Alguns momentos depois vamos deixar o quartel. Foi feito o reconhecimento do PM que atirou contra SANTO DIAS. O presidente FIGUEIREDO encontra-se na VENEZUELA. GUSTAV FRANZ WÁGNER tenta novamente o suicídio. Continua uma crise entre os EUA e o IRÃ por causa do ex-xá REZA PAHLEVI. Falece AL CAPP.    
  36 a. falece o ator STEVE Mc QUEEN, em 7 de novembro de 1980.
  32 a. governo brasileiro institui os juizados de pequenas causas em 7 de novembro de 1984.
  30 a. COSTA RICA anuncia o estabelecimento de uma zona militar na fronteira com a NICARÁGUA, em 7 de novembro de 1986.
  29 a. da queda do presidente da TUNÍSIA - HABIB  BURQUIBA, em 7 de novembro de 1987. Foi deposto num GOLPE DE ESTADO.
  29 a. da ALTA DA LUCINDA, após a operação de PERINE, sofrida no hospital CRUZ AZUL. São as seguintes anotações feitas em 7 de novembro de 1987: “....após meus trabalhos nesta noite, principalmente com vistas a roubo de gasolina, resolvido bem, telefono para a CRUZ AZUL e LUCINDA conta-me que está com ALTA. Vou buscá-la com o GOL PRETO, dirigido pelo PM BATISTA. LUCINDA não está com alta. Falta a médica assinar a papelada. Isso só vai acontecer depois das 11 horas. DONA ESMERALDA, sua mãe, acompanha-a. Acertamos as contas na tesouraria e retornamos a GUARULHOS. Agora LUCINDA vai se recuperar em casa. No entanto, essa possível tranqüilidade não acontece. Chegam muitas visitas para a LUCINDA: MARLENE, GENARO e seus filhos; sua irmã MARIA e sobrinhas SILVANA, SILENE e SIMONE; suas vizinhas ÂNGELA, LISA, DONA LAURA, TATIANA e outras". “.....LUCINDA sofre com prisão de ventre. É ajudada por DONA ESMERALDA (sua mãe) e DONA MARIA (sua irmã). Ambas dormem aqui em casa”.
O governo declara guerra à AUTOLATINA. O aumento em seus preços, sem considerar o tabelamento do CIP, foi considerado desobediência civil pelo Presidente JOSÉ SARNEY. O ministro BRESSER PEREIRA deu ordens severas ao BANCO CENTRAL e ao BANCO DO BRASIL, e convocou o Governador ORESTES QUÉRCIA.
Todos felizes: as Forças Armadas cuidam da lei e da ordem. A PM, do Policiamento. No capitulo III, do Título V, da nova redação da Constituição, foi aprovada por 90 a 2, emenda do deputado HÉLIO ROSAS, negociada pelos líderes, alterando o parágrafo 2º do artigo 162, mantendo com as polícias militares o policiamento preventivo que o relator BERNARDO CABRAL queria deixar a cargo exclusivo da Polícia Civil.
“Ganhamos a batalha, comandante”, assim eufórico o CORONEL PM EMYGDIO GARIBE comunicou ao CORONEL PM WILSON CORRÊA LEITE – Comandante Geral – a aprovação da emenda devolvendo à Polícia Militar o policiamento preventivo.   
O 1º ministro da TUNÍSIA, ZINE AL-ABIDINE BENALI, depôs o presidente HABIB BOURGUIBA, depois de um relatório médico tê-lo declarado incapaz para continuar exercendo a presidência. BOURGUIBA, com 84 anos, governava a TUNÍSIA dede a independência do país, frente à FRANÇA, em 1956.    
  25 a. da POSSE : -
           C P M -Cel. UBIRATAN GUIMARÃES (afastado em 6 de outubro de 1992, por causa do Massacre na Casa de Detenção) .
           C P I -  Cel. OCTÁVIO GOMES DE OLIVEIRA.
           C C B - Cel. EDUARDO ASSUMPÇÃO, Falecido em 3 de abril de 1993. Essas posses foram realizadas em 7 de novembro de 1989.
  27 a. da demissão coletiva do poder comunista, entre eles o primeiro-ministro WILLI STOPH, no dia 7 de novembro de 1989. Em 18 de outubro, o chefe de Estado da ALEMANHA ORIENTAL e ícone da resistência à abertura política, ERICH HONECKER, já havia renunciado.
  25 a. da revelação feita pelo jogador de basquete, MAGIC JOHNSON, de ser portador do vírus HIV, em 7 de novembro de 1991. Ele abandona as quadras de basquete.
  24 a. furto da KOMBI branca do JOSÉ THOMÁS DOS SANTOS, em 7 de novembro de 1992.
  24 a. falece o herói da PRIMAVERA DE PRAGA – ALEXANDER DUBCEK, em 7 de novembro de 1992.
  23 a. da vitória no GP DA AUSTRÁLIA, conquistando o vice-campeonato de Fórmula 1 de 1993, no encerramento da temporada. SENNA considerou que a corrida foi a mais bela das nove já disputadas. “Foi uma vitória imprevisível, pois o ritmo das BENETTONS e das WILLIAMS estava muito forte”, comentou. “Minha vitória foi estratégica, e não técnica”. Em 7 de novembro de 1993.
  22 a. falece o Cel.Ref. JOSÉ ODILON HOMEM DE MELLO, em 7 de novembro de 1994. Nasceu em 19 de março de 1931.
  20 a. falece o General de Exército R/R JOSÉ LUÍS COELHO NETO, no dia 7 de novembro de 1996.
  20 a. do incêndio que destruiu grande parte do histórico edifício da Prefeitura Municipal de LISBOA, em 7 de novembro de 1996, local onde foi proclamada a REPÚBLICA em PORTUGAL, em 1910.
  19 a. das anotações em 7 de novembro de 1997, sexta-feira: “Perto da AORPM, na Rua TABATINGUERA, encontro o TENENTE Ref MARINS. Está descontente com a Associação. Não há condições de mudança na administração, onde o TENENTE Ref CORNÉLIO MUDO e sua esposa mandam. Uma única chapa concorrerá às eleições de 1997 (dezembro), nada mudando na diretoria. Na tarde, tenho uma discussão com o CORONEL CANAVÓ por causa de um documento que ele quer mandar para o Comandante Geral, questionando a posição da Polícia Militar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Esse documento poderá decretar a falência da Sociedade. Usa ele o argumento de que precisa dessa definição para poder informar um documento do Presidente do Conselho Supremo sobre o caso “REGINA”, que chegou hoje no MMDC.  O MAJOR PM ADAUTO, da Chefia do Gabinete do Cmt Geral, telefona-me para dizer que o CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO escolheu os CORONÉIS SUZANO e GUIMARÃES para os cargos de Vice-Presidente e Secretário do Conselho Supremo. Marco com o TENENTE-CORONEL PM PAULO RÉGIS SALGADO uma reunião na 5ª EM/PM para 11 de novembro, às 10 horas. Iremos discutir a questão do cerimonial para a posse do CORONEL PM CARLOS ALBERTO na presidência do Conselho Supremo, às 10 horas de 20 de novembro. Saio do MMDC bastante amolado com o CORONEL CANAVÓ. Além de ser um mau presidente ainda continua trabalhando em seus artigos para o jornal TRIBUNA DA IMPRENSA, todos contra FHC. Redige hoje “ENERGIA NUCLEAR”. O que é que o MMDC tem a ver com isso??? Em casa, após uma difícil viagem de ônibus, enfrentando trânsito congestionado, telefono para o Senhor GERALDO FARIA MARCONDES, responsável direto pelo fato do CORONEL CANAVÓ estar na presidência do MMDC. Explico a ele a altercação que tive com o CANAVÓ e a necessidade de tirá-lo da presidência o mais rápido possível. Sua permanência na Sociedade e suas articulações políticas contra o governo poderão criar uma situação bastante desagradável para o MMDC. Diz o Sr MARCONDES que irá conversar com o CORONEL PM SUZANO e ver qual será o melhor caminho a tomar.
Na TV, assisto os jornais da RECORD e da GLOBO que mostram a queda da Bolsa de Valores no mundo todo. A principal queda ocorreu na Bolsa de TÓQUIO, o segundo mercado do mundo. Outros tombos: CORÉIA DO SUL, HONG KONG, BRASIL. Na Bolsa de SÃO PAULO tivemos 6,38% de queda e, no RIO, 10,24%.
YEVGENY KAFELNIKOV venceu o armênio SAGIS SARGSIAN na KREMLIN CUP. Noutra partida, o canadense DANIEL NESTOR derrotou o tcheco MARTIN DAMM. As semifinais serão entre KAFELNIKOV e DANIEL NESTOR e PETR KORDA contra WAYNE BLACK.”   
 19 a. de uma delicada operação sofrida por ÉMERSON LEÃO, em 7 de novembro de 1997, no hospital ORTOCENTER, em BELO HORIZONTE, com duração de duas horas. Colocaram três placas de titânio e quatorze pinos no rosto de LEÃO. Ele foi agredido por alguém que carregava uma pedra na mão durante briga no jogo decisivo do CONMEBOL, que deu o título ao ATLÉTICO MINEIRO. Durante vários dias LEÃO teve de trabalhar protegido por um guarda-sol.
 18 a. da detenção do PAULO CÉSAR e mais nove colegas, em MAIRIPORÃ, num bloqueio da PM, por estar com sua motocicleta em situação irregular, no dia 7 de novembro de 1998.
 18 a. falece o inglês JOHN HUNT, líder da expedição de alpinistas que em 1953 escalou o MONTE EVEREST, pela 1a. vez. JOHN HUNT faleceu no dia 7 de novembro de 1998.
 18 a. nave espacial DISCOVERY retorna a CABO CANAVERAL, nos ESTADOS UNIDOS após uma missão de nove dias, em 7 de novembro de 1998. Outras anotações neste sábado: acontece nesta madrugada mais uma ocorrência envolvendo o PAULO CÉSAR e sua célebre moto. Ainda sem carteira de habilitação, ele e mais nove colegas, quase todos menores de idade, acham de ir a uma lanchonete em MAIRIPORÃ. Todos são detidos num bloqueio nessa cidade e levados à Delegacia local. LUCINDA fica sabendo do caso por volta das 6 horas. Telefona para o PM JOÃO GOMES DE OLVEIRA JÚNIOR que está chegando no serviço, no CSM-AM, para resolver o problema do filho. O PAULO CÉSAR é liberado, mas a moto fica apreeendida e somente será liberada quando ele apresentar a sua Carteira de Habilitação. Por causa do teimoso PAULO CÉSAR, já com problemas numa delegacia de GUARULHOS, temos de enfrentar mais essa amolação. O rapaz não aprende que não pode andar com a moto sem estar habilitado. Envolve, com isso, uma dezena de pessoas.
Esse sábado é de temperatura de 30 graus. LUCINDA passa o dia preocupada com o novo caso apresentado pelo neto. Na biblioteca, procuro subsídios par um trabalho escolar de KELLEN CRISTINA sobre GRUPOS ECONÔMICOS. No campeonato brasileiro, o PALMEIRAS assume a liderança isolada ao vencer o VASCO por 2 a 1.
17 a. das anotações feitas em 7 de novembro de 1999 (domingo). Mas uma caminhada até POÁ, para ver minha mãe. Após a visita ao jornaleiro, senhor FRANCISCO, pego um ônibus TUCURUVI, na Avenida TIRADENTES. Começo a ler no ônibus e minha vista fica toda embaralhada. Tenho enorme dificuldade para viajar no Metrô. Somente em ARTUR ALVIM sinto-me melhor. O calor é bravo. Minha pressão sobe. Chego em POÁ às 13 horas, bastante desanimado. Feita a “via sacra”, ainda minha mãe reclama que cheguei tarde. É difícil contentar as pessoas. Mas, aos noventa anos, que fazer para resolver essas situações, a não ser ficar quieto e agüentar com muita paciência os desacertos da velhinha.
Minha mãe fala muito no falecimento de seu antigo conhecido SEBASTIÃO DUTRA, morador em POÁ desde aos anos 1940. Morreu em 4 de novembro. Acha minha mãe que ele pertenceu ao Movimento Constitucionalista de 32. Não vejo meu genro ADALVO, minha filha MARIZETE e meu neto FELIPE. Estão na casa de dona ONÍLIA, mãe do ADALVO.
O CABO PM RENATO VENTURA também não vai passar pela casa de dona ALICE. Entrará de serviço às 17 horas.
Às 16:20 horas deixo minha mãe. Na estação de POÁ, enquanto não chega o trem, ouço as lamúrias de uma senhora que me mostra um álbum de fotografias da exumação dos ossos de um filho, falecido em 1997, aos 26 anos, após ter morrido em circunstancias misteriosas num hospital de CACONDE. Há fortes suspeitas de venda de órgãos humanos naquele hospital. A pobre mãe percorre os caminhos tortuosos da lei e da imprensa falada e escrita, clamando no deserto.
Assisto, na BANDEIRANTES, os melhores momentos do Campeonato Brasileiro neste domingo: CORINTHIANS 1 x PONTE PRETA 2. O TIMÃO ainda é líder, mas o CRUZEIRO vai ameaçar, na reta final, o primeiro lugar. O CRUZEIRO venceu o PARANÁ por 5 a 2 e tem também 41 pontos ganhos. ALEX ALVES marcou 4 gols e ocupa a liderança isolada dos artilheiros, com 20 gols.
FLAMENGO 0 x SANTOS 1; GAMA 2 x PORTUGUESA 1; CORITIBA 1 x JUVENTUDE 1; SPORT 1 x VITÓRIA 1.
Três encapuzados invadiram o salão do projeto NEGRITUDE JÚNIOR, na COHAB II, em CARAPICUÍBA, mataram três pessoas e feriram nove a tiros.
O PAPA JOÃO PAULO II concluiu hoje sua visita à ÍNDIA, com um encontro com representantes de todas as religiões no país. JOÃO PAULO II celebrou missa no estádio JAWAR-HARLAR NEHRU, assistida por 40 mil pessoas. Amanhã, o PAPA visita a GEÓRGIA, país do CÁUCASO, que pertencia à antiga UNIÃO SOVIÉTICA.
O tenista número 1 do mundo venceu o SUPER 9 de PARIS, derrotando no final o russo MARAT SAFIN. A francesa NATHALIE TAUZIAT, de 23 anos, levantou o TORNEIO DE LEIPZIG. Venceu na final a checa KUETA HRDLIKOVA.
 
ACONTECEU EM 7 DE NOVEMBRO DE 2000 : -   SEGUNDA-FEIRA
MORREU a rainha-mãe da DINAMARCA, INGRID VICTÓRIA LOUISE MARGARETHA, de 90 anos, após enfrentar, durante vários dias, problemas de saúde. Era viúva do rei FEDERICO IX e mãe da rainha MARGARITA II. Única filha do rei GUSTAVO ADOLF VI, BISNETA da rainha VITÓRIA, da INGLATERRA, tia do atual rei da SUÉCIA, CARL GUSTAF XVI.

A RÚSSIA concluiu o resgate no submarino KURSK e deixou no fundo do mar os corpos de 106 de seus tripulantes, dois reatores nucleares e o mistério sobre os motivos do naufrágio.

REALIZOU-SE uma delicadíssima operação (durante 20 horas) para separar as siamesas JODIE e MARY, no Hospital SAINT MARY'S, na cidade de MANCHESTER, na INGLATERRA. Foi concluída com a morte da mais frágil, MARY. JODIE está em estado crítico.

ACONTECEU EM 7 DE NOVEMBRO DE 2001 : -      QUARTA-FEIRA
Quando chego na PRAÇA DA SÉ percebo que teremos mais um dia de grande agitação no centro. Os servidores do Judiciário Estadual, que estão em greve há 73 dias, vão divididos para a assembléia geral na Praça JOÃO MENDES. 55% da categoria quer a continuidade da greve e os outros 45% defendem a suspensão da paralisação.
No MMDS, também os integrantes da Entidade estão divididos com relação ao CRISTIANO. Parece que a sua “doença” no início desta semana foi por causa de uma bebedeira. Hoje ele se comporta normalmente.
O barulho na PRAÇA JOÃO MENDES não deixa a gente trabalhar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Os grevistas em assembléia decidem continuar com o movimento paredista.
Telefona-me o senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Diz que o Comandante Geral esteve na segunda-feira na PARADA DE TAIPAS, na igreja do PADRE ANTONHELLO.
Mandamos um fax para o Comandante Geral a fim de que sejam escolhidos os oficiais que irão participar da reunião do CONSELHO SUPREMO, no QCG, em 13 de novembro, quando iremos propor a criação de uma Comissão Organizadora para o 70º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. A respeito disso converso com o CAPITAO PM NABI, assistente do Chefe de Gabinete do Comandante Geral, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO.  

LUCINDA está interessada em comprar um GOL ano 94 a fim de dar de presente para o PAULO CÉSAR. Entra em contato com o proprietário de um carro que quer vendê-lo por R$ 7.500,00. O JOÃO irá ver esse GOL com o PAULO CÉSAR amanhã. O dono chama-se MARCELO.
Enquanto o JOÃO e o PAULO CÉSAR irão examinar o carro, procuro fazer um empréstimo pessoal de sete mil e quinhentos reais no Banco.

PISTOLEIROS DA ETA MATAM JUIZ BASCO. Dois pistoleiros assassinaram um juiz de GETXO, no PAÍS BASCO, JOSÉ MARIA LIDON CORBI, da Audiência Provincial de VIZCAYA. O juiz foi morto com dois tiros na nuca no interior de seu automóvel, quando saia de seu automóvel, quando saia de casa em companhia da mulher. O crime ocorreu 24 horas depois de um atentado com carro-bomba no centro da capital espanhola, que deixou mais de cem feridos.

GUILHERME DE PÁDUA, condenado a 19 anos de prisão pela morte de DANIELLA PEREZ, em 1992, está prestes a ser perdoado pelo crime. O CONSELHO PENITENCIÁRIO DE MINAS GERAIS decidiu hoje recomendar à VARA DE EXECUÇÕES CRIMINAIS DE BELO HORIZONTE a concessão de indulto ao ator GUILHERME DE PÁDUA, de 31 anos.

DEFESA MUDA TÁTICA NO CASO DO ÍNDIO PATAXÓ.
A estratégia agora consiste em pedir a condenação dos quatro réus por homicídio simples, para tentar reduzir a pena e libertá-los imediatamente.

O PALMEIRAS envergonhou sua torcida. O time foi goleado pelo FLUMINENSE por 6 a 2, no PALESTRA. Depois de fazer 1 a 0, o PALMEIRAS foi massacrado. O primeiro tempo terminou com históricos 5 a 1 para o FLUMINENSE. No Sul, o SÃO PAULO venceu o INTER por 4 a 1 e subiu na tabela. Agora é o oitavo.
A SELEÇÃO BRASILEIRA DÁ VEXAME E ADIA A CLASSIFICAÇÃO. O BRASIL deu mais um vexame nas Eliminatórias Sul-Americanas e adiou para a ultima rodada a definição de sua classificação para a COPA DO MUNDO DE 2002. A SELEÇÃO jogou mal e em vários momentos levou sufoco da BOLÍVIA, que acabou vencendo por 3 a 1, em LA PAZ. EDILSON abriu a contagem para o  BRASIL e a BOLÍVIA virou o jogo com gols de LÍDER PAZ e BALDIVIESO ( 2). Agora, a equipe canarinho tem a obrigação de vencer a VENEZUELA no dia 14 de novembro, em SÃO LUÍS, no MARANHÃO. A SELEÇÃO ainda foi beneficiada pelo empate por 1 a 1 do URUGUAI com o EQUADOR, que pela primeira vez vai ao MUNDIAL. O resultado ainda classificou o PARAGUAI. Em outro jogo, a COLÔMBIA bateu o CHILE por 3 a 1 e continua sonhando com a quinta colocação.

O PREFEITO DE CARAÚBAS, no RIO GRANDE DO NORTE, AGNALDO PEREIRA DA SILVA, de 58 anos, foi assassinado junto com o seu motorista EVERLÂNDIO DA SILVA, de 26 anos, e os PMs. CLÁUDIO PEREIRA DO NASCIMENTO e RONALDO RAFAEL DA SILVA, quando foram interceptados por supostos pistoleiros que jogaram o veículo dele, um SANTANA, para fora da estrada que liga os municípios de APODI e MOSSORÓ, a 270 Km da capital do RIO GRANDE DO NORTE. A mulher do prefeito, ANTONIA GURGEL NÓBREGA PEREIRA, de 51 anos, morreu ao ser jogada do carro.

COMERCIANTE DE GUARULHOS MORTO COM DEZ TIROS:- O crime aconteceu durante reunião com o deputado estadual  EDUARDO SOLTUR e dois vereadores no "campinho" da Rua PORTO ALEGRE, ao lado da Unidade Básica de Saúde  do PARQUE JANDAIA. Foi executado com dez tiros JOSÉ APARECIDO PEREIRA DE ARAÚJO, o ZÉ GALINHA, de 43 anos. Ele era proprietário da PADARIA RAINHA DA ÁGUA CHATA, onde costumava oferecer bolos a comunidade em datas comemorativas, além de distribuir pães e prestar outros tipos de ajuda.

FALECEU o historiador austríaco ERNST GOMBRICH, autor de A HISTÓRIA DA ARTE, obra publicada em 1950, que vendeu mais de 6 milhões de exemplares, traduzida em 23 línguas. Aos 92 anos, de causas não divulgadas, em LONDRES.
         
INTERNADO o ex-beatle GEORGE HARRISON, de 58 anos. Ele sofre de câncer na laringe, nos pulmões e no cérebro há três anos e o intenso tratamento de radioterapia ao qual está sendo submetido no hospital universitário de STATEN ISLAND, em NOVA IORQUE, faz parte de uma última tentativa na luta contra a doença.

O empresário MICHAEL BLOOMBERG, 59 anos, foi eleito prefeito de NOVA IORQUE. Candidato ao cargo pelo Partido Republicano, o milionário gastou 50 milhões de dólares, pagos do próprio bolso, para vencer o adversário democrata MARK GREEN. O prefeito eleito é dono de um império de comunicação que leva seu nome e de uma fortuna pessoal avaliada em quatro bilhões de dólares. BLOOMBERG recebeu o apoio do atual prefeito RUDOLPH GIULIANI . 

2 002  :  -     QUINTA-FEIRA
Continua o tempo irregular: frio, vento e chuviscos esparsos. Vamos participar de mais um almoço de negócios na AORPM com: MÁRIO, CARBAIA, CARMELO, OREZ, ELÁDIO, AMÉRICO, RONALDO e CRISTIANO. Também encontramos na Associação dos Oficiais da Reserva com o CORONEL EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO, Tenente–Coronel AMORIM, Tenente–Coronel MOACIR, Capitães IRINEU FELIPE e CARDOSO e vários tenentes, entre eles: PINHEIRO, PRETENDENTE e CORNÉLIO MUDO. Também por lá passa o velho veterano de 32, SALDANHA, que no dia 14 de dezembro irá completar 89 anos de idade. Ele está bem, alegre, contando piadas, enfim, é uma figura simpática o nosso CAPITÃO SALDANHA.
Os oficiais que participaram do almoço acompanham-me até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Sr. MARCONDES se faz presente, contente por ter recebido uma ajuda de oitocentos reais em selos para a Sociedade. O CORONEL Ref. PLÍNIO ANGANUZZI comparece no MMDC e conversa conosco sobre essa onda de mal estar que paira sobre a Sociedade, criada por alguns maus conselheiros que têm interesses escusos e não interessa o Sr. MARCONDES na presidência porque atrapalha suas artimanhas. O TENENTE ANÍSIO, que ontem me prestou um favor ao localizar o nome e endereço de um proprietário de auto, a pedido do ALEXANDRE, filho de dona JACIRA e Sr. LUIZ, comparece na Sociedade para me fornecer melhores dados do pedido. Conta ele que a ROTA manteve um tiroteio com dois conhecidos traficantes da BAIXADA DO GLICÉRIO, um deles o famigerado CARECA, também pertencente ao PCC. Fizeram oito prisões e os traficantes ordenaram o “toque de recolher” na data de hoje. Cerca de oitenta PMs patrulham as ruas da BAIXADA, mas os comerciantes mantém as portas cerradas durante todo o transcorrer desta quinta–feira. Mais tarde, já em casa, posso assistir a reportagem sobre esse lamentável episódio no BRASIL URGENTE da TV BANDEIRANTES, inclusive com um depoimento do COMANDANTE GERAL DA PM, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES e do comandante do 7º BPMM, Tenente–Coronel NOEL MIRANDA. É uma vergonha o que está acontecendo no centro da cidade de SÃO PAULO, onde o crime dá ordens, a exemplo do RIO.

O terror imposto por bandidos, antes restrito à periferia, chegou ao centro da cidade de SÃO PAULO. Às 22 horas de ontem, integrantes da quadrilha do traficante JOSÉ IRANILDO CASSIMIRO COSTA, o “CARECA”, morto em tiroteio com a PM, determinaram que os comerciantes da BAIXADA DO GLICÉRIO fechassem seus estabelecimentos. O “toque de recolher” deveria ser encarado como uma prova de respeito, ou homenagem, - à morte do bandido – e, assustada, a população acatou. Ao longo do dia de hoje as lojas não abriram e parte das crianças não assistiu às aulas. O detalhe é que os traficantes queriam que esse vácuo no dia a dia do bairro perdurasse até amanhã. Eles teriam afirmado que a vida só voltaria ao normal no GLICÉRIO após o enterro de “CARECA” e de outro traficante também morto – PAULO SÉRGIO DOS SANTOS, o “DA LUA”. Ambos eram ligados à maior facção criminosa de São Paulo. A polícia, contudo, acredita que tudo não passou de boato. Mas o comércio fechou nas ruas OSCAR CINTRA GORDINHO, HELENA ZERRENER, CONDE DE SARZEDAS e do GLICÉRIO. Até o hipermercado BARATEIRO, na rua do GLICÉRIO, desceu as portas, às 12 horas. O terror também chegou à Escola Municipal de Ensino Fundamental DUQUE DE CAXIAS, na Praça MÁRIO MARGARIDO. Antes do fim das aulas da manhã, algumas mães foram buscar as crianças. A polícia ocupou o GLICÉRIO com 150 homens, mas os lojistas não se animaram.

O mecânico CRISTIAN CRAVINHOS DE PAULA E SILVA, de 25 anos, foi detido, hoje à tarde por policiais do 27º Distrito Policial – CAMPO BELO -, por ser suspeito de participar do assassinato do casal MANFRED ALBERT VON RICHTHOFEN, diretor da DERSA, e MARÍSIA VON RICHTHOFEN, morto na mansão onde morava, no BROOKLIN. Ele é irmão de DANIEL CRAVINHOS, namorado da filha das vítimas, a universitária SUZANE LOUISE VON RICHTHOFEN. No final da noite, a polícia pediria sua prisão temporária. CRISTIAN foi com o amigo JORGE MARGE até uma concessionária SUZUKI e comprou uma moto, pagando três mil e seiscentos dólares com 36 notas de cem dólares. No entanto, o suspeito colocou a moto no nome do amigo. O pai de CRISTIAN, ASTROGILDO PAULA E SILVA, ajudou a polícia a esclarecer muitas dúvidas. “A principal é que o filho não poderia comprar uma moto desse porte”, disse o delegado. Após depor no 27 º Distrito Policial, o suspeito foi encaminhado, algemado, para o DHPP.

O estudante MARCELO GALTAROSSA DE OLIVEIRA, de 17 anos, foi baleado na cabeça por um colega de classe na Escola Estadual MÁRIO SALLES SOUTO, no centro de CARAPICUÍBA. OLIVEIRA está internado em estado grave na UTI do Hospital SANATORINHOS. Antes de fugir,  o aluno X, de 17 anos, alegou para a namorada de OLIVEIRA que o disparo havia sido acidental. É o terceiro caso de estudante baleado em escola pública em apenas três dias.

O presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, afirmou hoje estar convencido de que “o problema do BRASIL é mais político do que econômico”. A frase foi dita na primeira reunião de formação do CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, para justificar porque anunciou o combate à fome como prioridade, antes mesmo de indicar o Ministro da Fazenda ou o presidente do Banco Central. LULA reafirmou que não cederá a pressões na montagem do ministério. O presidente eleito convidou para integrar seu governo os ex–adversários CIRO GOMES e ANTHONY GAROTINHO.

Os presidentes GEORGE W. BUSH, dos EUA, e JACQUES CHIRAC, da FRANÇA, chegaram hoje a um acordo sobre os termos da resolução da ONU para obrigar o IRAQUE a permitir a inspeção de seu arsenal. Eles esperam a aprovação do texto por unanimidade, amanhã. BUSH disse esperar que o caso seja resolvido “pacificamente”. “O objetivo é desarmar SADDAM HUSSEIN”, disse. Falando sobre a eleição americana de ontem, vencida por seu partido, BUSH destacou como sua prioridade agora a criação do DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA INTERNA. “As eleições podem ter terminado, mas a ameaça terrorista permanece real”. Terroristas internacionais voltaram a promover encontros na fronteira entre PARAGUAI, ARGENTINA e BRASIL, informaram fontes de segurança dos EUA.

O CORINTHIANS goleou a PORTUGUESA por 5 a 2, hoje à noite, no PACAEMBU, e ficou bem perto da classificação para a próxima fase do CAMPEONATO BRASILEIRO. Abençoado pelo padre MARCELO ROSSI, que esteve no estádio e recebeu uma camisa do alvinegro, o atacante GUILHERME esteve iluminado em campo e marcou três gols. DEIVID fez os outros dois. ÉDER e ALEX ALVES marcaram para a LUSA.

PRESO o cantor BOBBY BROWN, de 33 anos, marido da cantora WHITNEY HOUSTON, por porte de drogas. Ele já era procurado pela Justiça por dirigir embriagado. Em ATLANTA.

2 003   :  -    SEXTA-FEIRA
PROGRAMAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVE DE JULHO NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA nesta sexta-feira.
19 horas – Abertura pelo professor CARLOS EDUARDO DE ABREU BOUCAULT
19:15 horas – Releituras de 1932. As mudanças estruturais na sociedade brasileira. Professores: KÁTIA ABUD e LEONARDO TREVISAN; MAJOR PM LUÍS EDUARDO PESCE DE ARRUDA; PASTOR MARINHO MONTEIRO; e professora TEREZINHA MANSUR DA SILVA.
20:30 horas – intervalo
21 horas – Premiação dos melhores trabalhos e homenagens aos professores orientadores.

Saio de casa depois das 10 horas. Na banca de jornais onde costumeiramente adquiro o AGORA, cruzo com o desembargador EMERIC LÉVAY, que ontem fez brilhante palestra no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA. Ele escreve, semanalmente, crônicas no jornal “O DIA”. Depois, vou participar de um almoço de negócios na AORPM. Ali, no saguão, encontro o CARLITO MÁGICO, nosso velho conhecido. Está mostrando suas habilidades para vários conhecidos nossos. Converso com o CORONEL HERMES CRUZ que me fala da eleição de 11 de dezembro. Ele concorre com o CORONEL CARLINI ao cargo de Presidente da Diretoria Executiva. Na mesa de trabalhos estão o CARBAIA, que recentemente tem mantido contato conosco, VICTÓRIO, ELÁDIO, ALEMÃO e CRISTIANO. Para registrar o fato está o RAFAEL, muito atento em tudo. Alguns oficiais me acompanham até o MMDC. O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES está no aguardo de uma equipe da GLOBO para dar uma entrevista. Essa equipe chega quase às 15 horas. Recebo a visita do advogado LUNA. Mais uma vez não contamos com a presença do funcionário VASCO. O CLÁUDIO, motorista do Sr. MARCONDES, fica na portaria.  
Passamos uma tarde mais ou menos tranqüila na Sociedade. As situações críticas quanto à falta de dinheiro continuam sem que o tesoureiro faça qualquer manifestação. Desde os últimos dias de outubro ele não comparece no MMDC. O presidente marcou uma reunião para discutir esse assunto na próxima quarta-feira, dia 12 de novembro.
Um pouco depois das 15 horas, cai violenta chuva. A água, mais uma vez, invade algumas partes da Sociedade. Mas, não faz estragos.
Não irei ao MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA nesta noite. Sinto-me cansado e, às 16 horas, deixo a Sociedade.

O juiz federal JOÃO CARLOS DA ROCHA MATTOS foi preso, hoje à tarde, em SÃO PAULO. Uma reunião de 18 desembargadores do TRIBUNAL REGIONAL RDERAL, que durou cerca de cinco horas, decidiu, por unanimidade, decretar a prisão preventiva do juiz. ROCHA MATTOS é acusado de chefiar uma quadrilha de venda de sentenças favoráveis para traficantes, doleiros e contrabandistas. Ele foi flagrado em conversas telefônicas gravadas pela OPERAÇÃO ANACONDA, da Polícia Federal. A prisão provisória das outras oito pessoas acusadas de participar da máfia foi transformada em preventiva.

NORMA REGINA DA CUNHA, ex-mulher do juiz ROCHA MATTOS, que também está presa, é apontada como tesoureira da máfia das sentenças. Fitas gravadas por ela listam valores que seriam pagos a juízes. “Ela controlava tudo”, diz LUIZ ANTÔNIO DE MEDEIROS, presidente da CPI DA PIRATARIA. Ele acha que NORMA corre risco de morte.

Um PM foi preso na tarde de hoje acusado de vender duas armas da Corporação para quadrilha presa acusada de participar do atentado à Base Comunitária de TREMEMBÉ, na zona norte, que resultou na morte do cabo PEDRO CASSIANO DA CUNHA, 44 anos, na primeira noite de terror promovida pelo PCC. O PM, cujo nome não foi revelado, foi preso às 16:30 horas de hoje pelo serviço reservado da PM após denúncia de um dos integrantes do bando que havia sido preso no início da manhã. Ele trabalhava no Presídio Militar ROMÃO GOMES.

SÃO PAULO viveu hoje mais um dia de tensão com novos atentados. No aeroporto de CUMBICA, por onde circulam diariamente cem mil pessoas, uma sacola com explosivos foi deixada no estacionamento da INFRAERO. Na Assembléia Legislativa e na Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos, ameaças de explosões causaram medo. As polícias Civil e Militar suspenderam folgas para ficar em alerta total.
Para demonstrar apoio à PM em tempos de atentados, o governador GERALDO ALCKMIN passou parte da madrugada, dia de seu aniversário de 51 anos, visitando nove bases de policiamento comunitário e uma delegacia da Capital. Acompanhado pelo secretário SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, terminou a peregrinação de três horas comendo o tradicional sanduíche de pernil do BAR ESTADÃO, no Centro. No local, ouviu um “PARABÉNS A VOCÊ” improvisado por funcionários, fregueses e por crianças de rua, que ainda fizeram questão de abraçar o governador. A ronda começou às 22:30 horas na base do MORUMBI, onde ALCKMIN assinou o livro de visitantes da unidade. De lá, seguiu escoltado por três Blazers e oito seguranças para o JARDIM ÂNGELA, SANTO AMARO e SOCORRO. Nenhum dos postos atacados, entretanto, foi visitado.

O Comando de Operações Especiais – COE – da Polícia Militar encerrou hoje as buscas aos namorados LIANA FRIEDENBACH, de 16 anos, e FELIPE SILVA CAFFÉ, de 19, na divisa dos municípios de JUQUITIBA e EMBU-GUAÇU, na Grande SÃO PAULO. O casal está desaparecido há uma semana.

A OPERAÇÃO ANACONDA derrubou o Corregedor-Geral da Polícia Federal em SÃO PAULO, DIRCEU BERTIN. O superintendente regional da PF, FRANCISCO BALTAZAR DA SILVA, determinou o afastamento do delegado de suas funções. Também dispensou o chefe do Setor de Passaportes no Estado, JOSÉ AUGUSTO BELLINI, preso desde a quinta-feira, dia 30 de outubro. Os dois foram citados como supostos integrantes da quadrilha denunciada pelas procuradoras da República, JANICE ASCARI e ANA LÚCIA AMARAL à desembargadora THEREZINHA CAZERTA, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região , no dia 13 de outubro.

Morreram hoje pela manhã os dois últimos bebês dos quíntuplos nascidos havia oito dias em JACAREÍ, no VALE DO PARAÍBA. Desde o parto prematuro, os bebês, com apenas seis meses de gestação, permaneciam internados na UTI Neonatal do Hospital SÃO FRANCISCO. Eles morreram porque a formação dos órgãos não se completou. A mãe dos quíntuplos, GRAZIELLE CRISTINE DE OLIVEIRA, de 19 anos, teve alta na segunda-feira, dia 3 de novembro.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA cometeu uma gafe, hoje, durante o encerramento da visita oficial à NAMÍBIA, no sudoeste da ÁFRICA. Ao fazer um comentário sobre a beleza da capital do País, WINDHOEK, ele afirmou que nem parecia estar numa nação africana. “Estou surpreso porque quem chega a WINDHOEK não parece que está em um País africano. Poucas cidades do mundo são tão limpas, tão bonitas arquitetonicamente como essa e têm um povo tão extraordinário como tem essa cidade”, disse LULA. Apesar do constrangimento, LULA prosseguiu, tentou consertar a declaração, mas não se saiu bem. O presidente da NAMÍBIA, SAM NUJOMA, demonstrou espanto ao ouvir as declarações. Ele arregalou os olhos, passou a mão na cabeça e virou o rosto para o outro lado. Hoje mesmo, LULA chegou à ÁFRICA DO SUL, continuação da viagem. A gafe foi criticada por parlamentares da oposição, em BRASÍLIA.

O maior compositor popular brasileiro, ARY BARROSO, completa CEM ANOS neste dia, 7 de novembro. O seu CENTENÁRIO é lembrado em todo o BRASIL, bem como em diversos países do mundo.

Seis soldados americanos morreram hoje na queda de um helicóptero BLACK HAWK, em TIKRIT, 174 km ao norte de BAGDÁ. O aparelho provavelmente foi atingido por uma granada lançada por foguete, disseram militares. Seria o terceiro helicóptero dos EUA derrubado nos últimos quinze dias, indicando que aparentemente a resistência iraquiana descobriu um ponto fraco nas forças ocupantes.

JUANJO MENÉNDEZ, conhecido ator cômico espanhol de teatro e cinema, morreu hoje, aos 74 anos. Ele tinha se retirado dos palcos em 2000, vítima do Mal de ALZHEIMER. Na década de 50, iniciou a carreira, marcada pela interpretação de obras de ALFONSO PASO e MIGUEL MIHURA.

ASSISTO o filme APOCALÍPSE, de 2002, dirigido por RAFFAELE MERTES; com RICHARD HARRIS, VICTÓRIA BELVEDERE, BENJAMIN SADLER, CHRISTIAN KOHLUND, BRUCE PAYNE, ALESSANDRO BERTOLUCCI e PAOLO VILLAGIO. Em ROMA, no ano 90 d. C., o imperador DOMICIANO se autoproclama “DEUS” e promove sangrenta perseguição aos cristãos, que não o reconhecem como tal. É nesse contexto que JOÃO, o EVANGELISTA, prossegue sua pregação, tendo visões apocalípticas do colapso do império. Um dos últimos filmes interpretados por RICHARD HARRIS, que morreu em outubro de 2002. Foi um ator importante nos anos 60 e 70, quando participou de obras fundamentais como THIS SPORTING LIFE, de LINDSAY ANDERSON – um dos filmes-manifestos do free cinema – O DESERTO VERMELHO, de MICHELANGELO ANTONIONI, e FÚRIA SELVAGEM, de RICHARD C. SARAFIAN.

2 004   :    -   DOMINGO   143// RIO – 3183K1 (143//) – E: 4 118182142//4
                                                                                                    9315113.
O conselheiro PEDRO PAULO PENNA TRINDADE escreve hoje para o “ESTADO DE SÃO PAULO” a seguinte carta:
JUSTIÇA AO 9 DE JULHO
Cumpre aos novos vereadores que integrarão o plenário da Câmara Municipal, somados ao espírito patriótico do prefeito eleito, envidar esforços para reverterem os atentados contra a memória histórica e cultural da cidade de SÃO PAULO praticados na gestão que se finda, não só dando um tratamento digno aos bustos e monumentos das praças públicas, hoje pichados e redutos de marginais que os utilizam como mictório público, como também devolvendo a cidade a legítima denominação do TÚNEL 9 DE JULHO – substituída pela prefeita MARTA SUPLICY por outro homenageado – não somente em sinal de respeito à história da cidade, mas também em homenagem ao heroísmo de tantos homens, mulheres e crianças que lutaram e morreram pelo ideal constitucionalista de 1932, durante o governo autoritário de GETÚLIO VARGAS.
Essa vai ser uma das lutas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para 2005, pois é nossa idéia pleitear aos novos vereadores e ao novo prefeito o retorno do nome do TÚNEL 9 DE JULHO, por causa do tremendo erro histórico cometido pela prepotente prefeita MARTA SUPLICY. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para que ela refletisse sobre a besteira feita, mas não adiantou, pois é teimosa e contra a história da revolução de 1932. Até as audiências que solicitamos não foram atendidas.
Esfria bem neste domingo. Apenas saio de manhã, junto com o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, procurando um caixa eletrônico que se pudesse sacar dinheiro. No BOM CLIMA os caixas estão fora do ar ou então desprovidos de dinheiro. Na VILA FLÓRIDA, na rua ESPANHA, num SUPERMERCADO, vamos conseguir o nosso intento num CAIXA 24 HORAS. Depois, aproveito o sossego do lar para tratar de minhas memórias e de meus arquivos.

“Quem é dona MARINA, mãe de ROBINHO?”, perguntaram dois homens armados antes de seqüestrá-la, ontem à noite. MARINA DA SILVA SOUZA, de 43 anos, estava na residência de um casal de amigos na VILA SÃO JORGE, bairro pobre da PRAIA GRANDE, litoral de SÃO PAULO. Ela foi até o local sozinha, para ajudar na preparação de uma festa. Por volta das 23:30 horas, os seqüestradores invadiram a casa pelo muro dos fundos e a levaram. Na hora do crime, ROBINHO estava em SANTA CATARINA, onde seu time jogaria contra o CRICIÚMA. O atacante soube do seqüestro hoje pela manhã. Foi dispensado do jogo e voltou a SANTOS para acompanhar o caso. Até esta noite os criminosos não haviam entrado em contato com a família.

SÃO PAULO faz três gols em três minutos, enfia 5 a 2 no BOTAFOGO e mantêm a chance de conquistar o BRASILEIRO. O TRICOLOR segue firme na cola dos líderes do Campeonato. A equipe comandada pelo técnico ÉMERSON LEÃO empatava com o BOTAFOGO por 1 a 1 até os 29 minutos do segundo tempo, quando CILINHO marcou. Um minuto depois, DIEGO TARDELLI fez 3 a 1 e, aos 31 minutos, GRAFITE marcou o quarto gol. O BOTAFOGO ainda teve forças para diminuir, em um gol contra do volante CÉSAR SAMPAIO. Mas a noite era de DIEGO TARDELLI, que, aos 46 minutos, fez seu segundo gol na partida, decretando a vitória tricolor.
Sem poder contar com o astro ROBINHO, que foi dispensado para resolver o problema do seqüestro de sua mãe, o SANTOS não conseguiu passar pelo CRICIÚMA, em SANTA CATARINA. O empate de 1 a 1 ainda tirou o PEIXE da liderança, já que o ATLÉTICO PR venceu o FLUMINENSE por 2 a 1 no RIO.
O CORINTHIANS jogou muito mal, perdeu de 3 a 0 do INTER e praticamente deu adeus ao sonho de conquistar uma vaga na TAÇA LIBERTADORES. O resultado deixou o CORINTHIANS a dez pontos do quarto colocado, faltando apenas seis rodadas para o final da competição nacional. Outros resultados: CRUZEIRO 3 x VASCO 2; PONTE  PRETA 0 x SÃO CAETANO 3; VITÓRIA 1 x JUVENTUDE  1; CORITIBA 2 x FIGUEIRENSE 0.

Com 24 anos, o russo MARAT SAFIN parece que, enfim, amadureceu. Com indiscutível talento, sempre provocou comentários nos bastidores de que, do pescoço para baixo, é um dos melhores tenistas do mundo. Só que, temperamental e um pouco farrista, sofria com altos e baixos. Agora, parece que acertou. Neste domingo ganhou o segundo título seguido de um MASTERS SERIES, ao vencer, na final de PARIS, o checo RADEK STEPANEK. Semana passada vencera o MASTERS SERIES DE MADRI, batendo DAVID NALBANDIAN na final.

O paulista GIULIANO LOSACCO, de 27 anos, é o novo campeão da STOCK CAR. O piloto da equipe ITUPETRO/SÃO LUIZ/RC terminou apenas em 14º lugar, hoje, na 11ª e penúltima etapa do campeonato, realizada em CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL, mas suas quatro vitórias na temporada e a quinta colocação de ANTÔNIO JORGE NETO, da MEDLEY, lhe garantiram o título. Venceu CACÁ BUENO.

Menos de 20 dias após ter sido submetido a uma cirurgia para a implantação de um desfibrilador no coração, o senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, de 77 anos, voltou a ser internado em SALVADOR. Ele passou mal durante um casamento, ontem, e foi levado às pressas para o Hospital ALIANÇA. Por volta das 11 horas de hoje, ACM recebeu alta e foi para a sua casa, no bairro da GRAÇA, localizado no centro de SALVADOR. Ele deverá retornar amanhã a BRASÍLIA.

A chuva que atingiu o RIO desde a noite de ontem, deixou pessoas presas em ilhas próximas à costa, inundou casas e ruas, causou transtornos no trânsito e deslizamentos de barreiras. Cerca de 150 pessoas ficaram desalojadas. O aeroporto SANTOS DUMONT operou por aparelhos durante todo o dia. Em três ilhas próximas às praias de IPANEMA e da BARRA DA TIJUCA, vinte pessoas foram resgatadas por helicópteros. Também foram resgatadas pessoas nas ilhas TIJUCA e TIJUQUINHA, na BARRA. Em IPANEMA, três homens passaram pela mesma situação, desta vez nas ILHAS CANGARRAS. Em DUQUE DE CAXIAS, na BAIXADA FLUMINENSE, 105 pessoas foram retiradas de suas casas, que ficaram inundadas. Em MAGÉ, 45 pessoas estão desalojadas.

A morte do cabeleireiro FÁBIO DE SÁ LEITÃO, de 24 anos, atacado no final de semana a golpes de sabre e escondido no armário de sua casa, foi esclarecida pela polícia com a prisão de VALDIR PINHEIRO DE SOUZA, de 30 anos. Segundo a polícia, LEITÃO, que já fez o cabelo da cantora SANDY e da atriz GABRIELA DUARTE, conheceu SOUZA na internet e mantinha relacionamento amoroso com ele.

O brasileiro FÁBIO PEREIRA, 25 anos, foi condenado à prisão perpétua pela Justiça da GRÃ-BRETANHA. Em abril de 2003, PEREIRA invadiu a casa do fotógrafo JOHN GOODMAN, de 52 anos, em LONDRES, e o matou no dia seguinte. PEREIRA escondeu o corpo de GOODMAN sob o assoalho de um dos 18 quartos da residência, avaliada em mais de um milhão de euros, e resolveu morar nela. Assumiu, poucos dias depois, a identidade de GOODMAN, adotando um estilo de vida perdulário e extravagante. PEREIRA fez saques da conta bancária e usou os cartões de crédito da vítima, em um total de cerca de dez mil libras – cerca de o eqüivalente a 50 mil reais. Presenteou a namorada, de 15 anos, com presentes caros e comprou roupas de grife para ele. Começou a freqüentar casas noturnas e contratar dançarinas de strip-tease, em noitadas com muito champanhe. O brasileiro chegou até a redecorar parte dos aposentos da casa de GOODMAN.
A policia britânica prendeu PEREIRA em 26 de agosto de 2003, depois de denúncias de vizinhos, que desconfiaram da ausência do fotógrafo. Para um deles, PEREIRA afirmou que tinha se mudado para casa e que GOODMAN teria viajado para o exterior. Para outro, mostrou um recibo de 75 mil euros, alegando ter dado o valor a GOODMAN como entrada de pagamento do imóvel. Segundo os jornais britânicos, PEREIRA era imigrante ilegal e estava no país desde 1999, vindo de SALVADOR. De acordo com a sentença, PEREIRA só poderá pedir liberdade condicional, depois de pelo menos 16 anos na prisão.

SÉRGIO HINGST morreu neste domingo. Nasceu em SOROCABA, em 1924, onde será enterrado amanhã. Deixou essa cidade para vir trabalhar em SÃO PAULO numa fábrica de massas de seu tio, em SÃO PAULO, quando tinha 14 anos. Aos 20, tornou-se pequeno empresário e, simultaneamente, matriculou-se na Escola de Arte Dramática, a EAD. Não chegou a concluir o curso, mas descobriu a sua vocação. Como ator, passou pelo Teatro Brasileiro de Comédia, a TBC, antes de chegar à VERA CRUZ, em 1951. Em 1957, faz seu primeiro filme com WÁLTER HUGO KHOURI, “ESTRANHO ENCONTRO”, e, no ano seguinte, o primeiro com RUBEM BIÁFORA, “RAVINA”. O resto é história. SÉRGIO HIGST filmou com LUIZ SÉRGIO PERSON, ROGÉRIO SGANZERLA, MAURICE CAPOVILLA. No total, foi coadjuvante de mais de 100 filmes de todos os estilos e gêneros, muitos de qualidade duvidosa. Ator prolífico, só perde para WILSON GREY. Mas foi com KHOURI (NA GARGANTA DO DIABO, CORPO ARDENTE, AS CARIOCAS, O PALÁCIO DOS ANJOS) e BIÁFORA (O QUARTO) que estabeleceu a reputação de grande ator. Chegou a tentar a direção – em ALUCINADA PELO DESEJO, baseado num conto de GUY DE MAURPASSANT, em 1978.

Enquanto líderes palestinos adotavam um plano para restaurar a ordem durante a ausência de YASSER ARAFAT, continuavam confusas as notícias sobre o estado de saúde do presidente da Autoridade Nacional Palestina. Hoje, o ministro das relações exteriores da FRANÇA, MICHEL BARNIER, declarou que suas condições são complicadas, porém estáveis. Ele disse que não pode afirmar se o líder palestino, de 75 anos, estava de fato com morte cerebral.

A onda de violência que tomou conta do IRAQUE nos últimos dias levou o governo interino a decretar estado de emergência, que vai vigorar em todo o país, exceto no território curdo do norte. O decreto, que eqüivale a uma lei marcial, terá duração de 60 dias, até as eleições gerais marcadas para 27 de janeiro de 2005. Hoje, 21 policiais iraquianos foram executados a sangue frio por rebeldes sunitas depois de terem sido capturados durante uma batalha que durou uma hora e meia em HADITHA, cidade a 200 km a noroeste de BAGDÁ. Ontem, os insurgentes também haviam matado 34 policiais com a explosão de quatro carros-bomba e ataques a diversas delegacias na cidade de SAMARRA, ao norte da capital, e em outras cidades muçulmanas sunitas na parte central do IRAQUE.

O ator americano HOWARD KEEL, conhecido por sua atuação na série de televisão DALLAS (o seriado durou de 1981 a 1991), morreu neste domingo, aos 85 anos, em conseqüência de um câncer no intestino. Ele estava em sua casa em PALM DESERT, na CALIFÓRNIA. Conhecido na série como CLAYTON FARLOW, KELL protagonizou “SETE NOIVAS PARA SETE IRMÃOS” (era o agreste e irreverente “frater famílias” ADAM PONTIPEE), “DÁ-ME UM BEIJO”, “ARDIDA COMO PIMENTA”, “A FAVORITA DE JÚPITER”, “O PESCADOR DA GALILÉIA” e trabalhou em grandes produções musicais da BROADWAY: “CARROSSEL”, “OKLAHOMA!”, “BONITA E VALENTE”, “AMOR PAGÃO” (quando quebrou o braço, mas o camuflou com uma toalha e saiu pedalando por um recanto do TAITI, sem cair da bicicleta e sem errar uma nota de SINGING IN THE SUN). Em “AMOR PAGÃO” marcou a primeira parceria do ator com ESTHER WILLIAMS, a deusa aquática da METRO. Foi um dos MIKES (os outros: VAN JOHNSON e BARRY SULLIVAN) que corriam atrás da aeromoça JANE WYMAN na comédia “OS TRÊS XARÁS”; o galante jogador GAYLORD RAVENAL de “O BARCO DAS ILUSÕES”; o falso milionário de “A SEREIA E O SABIDO”, sua segunda parceria com ESTHER WILLIAMS; e um falso caubói do cinema antigo em “ESPERTO CONTRA ESPERTO”. Ainda trabalhou em: “SHOW BOAT”, “O AMOR NASCEU EM PARIS’, “BUSCA DESESPERADA”, “A BELA E O PANGARÉ”, “A BELA E O RENEGADO”, “ROSE MARIE”, “BEM NO MEU CORAÇÃO”, “ESTRANHO NO PARAÍSO”. Em dezembro de 1955, lançado KISMET, acabou-se o que era doce. Nos 25 anos seguintes, sempre longe da METRO, e, por vezes, dos EUA, KEEL faria mais oito filmes: os quatro últimos, westerns. No penúltimo e menos expressivo bangue-bangue, GIGANTES EM LUTA, produzido em 1967, pôs no bolso JOHN WAYNE e KIRK DOUGLAS, encarnando um índio engraçado até no nome: LEVI WALKING BEAR. Nos intervalos e mesmo depois de aposentar-se do cinema em 1968, aumentou sua poupança com shows itinerantes, ganha-pão de que não abriu mão nem depois do sucesso de DALLAS. O varonil HOWARD KEEL, nascido HAROLD CLIFFORD LEEK (e pobre) no ILLINOIS, só parou de vez ao descobrir que um câncer começara a fazer estragos no seu intestino.   

2 005   :   -   SEGUNDA-FEIRA
Uma empresária de sucesso que tenta se libertar da sombra da mãe e, ao mesmo tempo, tem que agüentar as maldades de uma avó para quem a posição social e a beleza estão acima de tudo. Esse é o eixo de “BELÍSSIMA”, novela de SÍLVIO DE ABREU que substitui “AMÉRICA” a partir desta segunda-feira. A mocinha nesse caso é JÚLIA ASSUMPÇÃO (GLÓRIA PIRES) e a malvada avó é BIA FALCÃO (FERNANDA MONTENEGRO).
“É uma história que vai ter uma heroína pressionada pelo mito da beleza de sua mãe (JÚLIA), uma vilã pérfida (BIA FALCÃO), um galã envolvente (ANDRÉ, MARCELO ANTONY), um núcleo de comédia divertido, muita intriga, muito amor e algum mistério”, afirma o autor. A trama principal acontece em torno da empresa de lingeries BELÍSSIMA, que foi criada por STELLA ASSUMPÇÃO, famosa modelo dos anos 1960 que, com sua beleza e o apoio do marido, transformou a fábrica paulista em sucesso. Entretanto, os verdes anos dos dois foram interrompidos por uma fatalidade: eles morreram em um acidente de avião, deixando os filhos PEDRO (HENRI CASTELLI) e JÚLIA, ainda crianças, com BIA, a avó materna, que se transforma em uma pessoa ainda mais amargurada com a perda da idolatrada filha. Apesar de ter criado os netos com amor, BIA tenta controla-los de todas as maneiras. E não gosta quando PEDRO decide se casar com VITÓRIA (CLÁUDIA ABREU), uma garota que vendia balas nas ruas. Tantos obstáculos impostos pela avó, que não se conforma com casamentos entre classes sociais diferentes, causa a ruptura do relacionamento com PEDRO, que se muda para a GRÉCIA com a amada. E os romances impossíveis não param por aí. JÚLIA é outra que vai sofrer com as tiranias da avó ao se apaixonar por ANDRÉ, um funcionário da fábrica de lingeries, que ficou para ela depois da morte dos pais.             

Vamos começar uma semana tranqüilamente. Pela manhã, acordo a LUCINDA por volta das 4:45 horas, a fim de que ela desperte o CABO JOÃO para ir para o serviço. Leio os jornais O ESTADO, DIÁRIO DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE e AGORA. Coloco no computador, nas minhas memórias, as notícias principais. Depois, quase ao meio-dia, vou para a cidade de SÃO PAULO.
Chego no MMDS quando a reunião dos oficiais já aconteceu, sobre a direção do CARBAIA e o secretariado do RAFAEL. Tomo conhecimento do que foi discutido. Comentou-se muito a visita do presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, ao BRASIL. Um outro assunto, que nada tem a ver com as finalidades da Entidade, é a vitória estrondosa do CORINTHIANS, ontem à tarde, derrotando o SANTOS por 7 a 1. Há muitos corintianos no MMDS, inclusive eu. O TENENTE LUÍS passa pela Casa depois das 13 horas.
Na tarde, com o presidente GINO STRUFFALDI e o vice, CORONEL MENDES, vamos discutir alguns assuntos que estão surgindo: o artigo que a Sociedade irá mandar para a ADEPOM, a respeito do MMDC (fiz um esboço desse artigo e submeto à apreciação deles); o jantar natalino que acontecerá no dia 5 de dezembro (elaboro a minuta do convite); uma entrevista na TV UNISA marcada para o dia 18 de novembro, no CANAL UNIVERSITÁRIO (um telefonema de dona LUCIANA FERREIRA e um  e-mail transmitido logo em seguida, leva ao nosso conhecimento que se pretende fazer uma mesa redonda sobre a Revolução de 1932 e a organização quer a presença de dois veteranos). O nosso presidente entrará em contato com o Sr GERALDO FARIA MARCONDES, para esse compromisso.
CORONEL MENDES precisa sair às 16 horas. Acompanho-o. GINO ainda permanece na Sociedade. Na ARMÊNIA, inicio a volta para GUARULHOS. Encontro LUCINDA ainda curtindo uma violenta gripe.  

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje que “o PT nunca poderia ter praticado coisas intoleráveis como CAIXA 2”. A declaração foi feita ao programa RODA VIVA, e conflita com opinião dada há três meses, em entrevista na FRANÇA: na época, LULA não deu importância ao CAIXA 2, dizendo que o PT fizera apenas “o que é feito sistematicamente no BRASIL”. O presidente reafirmou que não sabia de nada e negou que o mensalão tenha existido, mas admitiu que é inevitável a cassação do deputado JOSÉ DIRCEU, porque há pressão muito forte da sociedade. Ressalvou, porém, que não existem provas de que ele tenha cometido irregularidades. LULA disse ainda que a denúncia de que o governo cubano teria colaborado com sua campanha à Presidência é “inverossímil”, porque CUBA “muito miserável para poder emprestar dinheiro”. Mas admitiu que o caso tem de ser investigado. Também disse que sempre foi contra reeleição, mas não negou que seja candidato.
Foi turbulenta a visita do presidente LULA a ASSIS, no interior do Estado, para a inauguração de uma linha de transmissão de energia entre LONDRINA, no PARANÁ, e ASSIS e ARARAQUARA, em SÃO PAULO. Um dos veículos da comitiva presidencial sofreu um acidente na Rodovia RAPOSO TAVARES, causando a morte de duas pessoas. Depois, o próprio LULA, quase foi alvo de ovo atirado por um manifestante. LOURENIR LUCIANO CARNEIRO, que dirigia um MERIVA, sofreu infarto ao volante; o veículo perdeu o controle e bateu em um barranco. Na colisão também morreu o SARGENTO DO EXÉRCITO EVERALDO BASTOS RODRIGUES, que fazia a segurança do presidente. O outro ocupante do carro, o TENENTE VLANDERNI DO NASCIMENTO, também faleceu; a princípio, a assessoria da presidência havia informado que ele chegara a ser internado em estado grave.  LULA foi informado do acidente e citou o fato em seu discurso. “Depois de falar de tanta coisa boa, temos que constatar que nem tudo na vida acontece como a gente desejaria que acontecesse. Nossas homenagens aos companheiros (mortos)”, afirmou. 

A defesa do deputado JOSÉ DIRCEU protocolou hoje na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara mais um recurso pedindo a anulação do processo no Conselho de Ética que recomendou a cassação de seu mandato. É o segundo recurso do deputado à comissão. Há um terceiro recurso na CCJ, do deputado petista NILSON MOURÃO, aliado de DIRCEU, contestando a prorrogação do processo contra o deputado por 45 dias.
O dólar teve hoje a sexta queda seguida, desta vez de 0,45%, para R$2,203, o nível mais baixo desde 30 de abril de 2001 (R$2,201), e chegou a romper o nível psicológico dos R$2,20 (R$2,196). O leilão de compra do BANCO CENTRAL não ajudou. O cenário externo positivo aguçou o apetite dos investidores, alguns estrangeiros, por operações casadas com derivativos cambiais na BM&F. Essas transações praticamente determinaram o comportamento em baixa do comercial.

O soldado do Exército RAFIK TAVARES DA SILVA CÂNCIO, de 20 anos, foi enterrado hoje no Cemitério do IRAJÁ, na zona norte do RIO. Botafoguense, morreu a golpes de foice, no domingo, durante confronto com torcedores do FLAMENGO, na SERRA DOS ARARAS, em PIRAÍ, interior do Estado. A polícia ainda não identificou o autor do crime.

Junho de 1959, o BOTAFOGO excursiona pelo norte da SUÉCIA e, após uma de suas tradicionais escapulidas, o craque GARRINCHA saberia no ano seguinte que nascia aquele que hoje é o seu único filho homem vivo: ULF LINDBERG. Hoje pela manhã, aos 46 anos, o sueco desembarcou no Aeroporto Internacional TOM JOBIM para conhecer a família brasileira e foi recepcionado por ROSÂNGELA e MÁRCIA – duas de suas dez irmãs. Por ser fruto de relacionamento furtivo, LINDBERG foi rejeitado pela mãe biológica, que o entregou para adoção. Já aos oito anos de idade, os pais adotivos lhe revelaram que era filho de um dos maiores astros do futebol do BRASIL daquela época. E, mesmo sem conhecer até hoje a mulher que o gerou, LINDBERG cresceu querendo saber mais do pai verdadeiro e de seus parentes brasileiros. “Desde os 8 anos, sabia que era filho dele, mas ainda não estava preparado psicologicamente para vir ao BRASIL”, disse LINDBERG, hoje pela manhã, emocionado com o encontro. “Nunca tive medo de conhece-los, era uma questão emocional”, explicou. “Mesmo longe, desde que comecei a ser procurado por jornalistas do meu país para entrevistas e até de outros lugares tive a noção da importância de meu pai”. Para vir ao RIO, LINDBERG aproveitou pacote especial de agência turística sueca e que inclui visita ao Estádio do MARACANÃ e ao BOTAFOGO e ao FLAMENGO. A empresa tem como guia o escritor FREDRIK FKELUND, que em 2002 publicou o livro “SAMBA FOOTBALL” e, com isso, na época, iniciou a amizade com o filho de GARRINCHA. Ele também é o encarregado de escrever uma reportagem sobre a visita. “Na ocasião, o ULF me disse que queria muito conhecer seus parentes brasileiros”, contou.

PELÉ não poupou a diretoria do SANTOS após a derrota para o CORINTHIANS por 7 a 1, domingo. Hoje, na apresentação do projeto do Museu do Futebol, no Estádio do PACAEMBU, o ATLETA DO SÉCULO criticou as decisões dos dirigentes santistas, que, na sua opinião, andam cometendo vários erros. Acostumado a grandes vitórias e a marcar muitos gols no CORINTHIANS, PELÉ se surpreendeu com o elástico placar de domingo. “Ninguém podia esperar um resultado desses. Eu não esperava que o time perdesse de sete”, afirmou. “Mas isso é coisa do futebol, pode acontecer com qualquer um”. Hoje, no lançamento do projeto do MUSEU DO FUTEBOL, PELÉ sorriu bastante, apesar da derrota santista no dia anterior. 

Foi identificado hoje pela família o homem internado no Hospital SÃO PAULO desde o dia 21 de agosto como desconhecido. Ele foi encontrado pelo RESGATE do Corpo de Bombeiros caído na região da avenida JUSCELINO KUBITSCHEK, na zona oeste da Capital, com suspeita de atropelamento. Ele chegou ao hospital em coma e não consegue se comunicar. O paciente se chama HÉLIO MIRANDA, tem 35 anos, é da cidade mineira de ERVÁLIA e vive em SÃO PAULO há quinze anos. Segundo a irmã que o reconheceu, a pedagoga APARECIDA MIRANDA VILALBA, 27 anos, HÉLIO não mantinha contato com a família há seis anos. Eles sequer sabem do que e onde ele vive. A dona-de-casa ONÉLIA viu a fotografia do filho pela televisão, em MINAS GERAIS, e ligou para APARECIDA, que vive no RIO, pedindo que ela viesse a SÃO PAULO para ver se o paciente era HÉLIO.
A pedagoga esteve no hospital hoje pela manhã e achou que podia ser o irmão, embora ele esteja 20 quilos mais magro e ela não o visse há 15 anos. A confirmação só veio na Delegacia de Pessoas Desaparecidas, com a confrontação do nome dele com as impressões digitais. Segundo APARECIDA, ele sempre foi honesto, não bebe, não fuma e veio a SÃO PAULO “como tantas outras pessoas que querem crescer na vida”. Ela disse que vai cuidar de HÉLIO da melhor maneira possível e assim que ele melhorar e puder ser transferido para MINAS GERAIS, ela o levará para ERVÁLIA, onde a família vive.

Três pessoas ficaram levemente feridas, em acidente entre uma viatura da Polícia Militar e um PEUGEOT branco em MIRANDÓPOLIS, na região da SAÚDE, zona sul de SÃO PAULO. A colisão ocorreu na esquina das ruas das ORQUÍDEAS e das HORTÊNCIAS, às 15:21 horas. Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros foram ao local e encaminharam as vítimas – sendo dois policiais – aos hospitais das CLÍNICAS, SÃO PAULO e HELIÓPOLIS, onde tiveram alta antes do final do dia. O caso foi registrado no 16 º Distrito Policial (VILA CLEMENTINO). Pouco depois, por volta das 16 horas, um caminhão-tanque do Corpo de Bombeiros capotou e bateu num poste de energia na Avenida PAES LEME, em PINHEIROS, zona oeste da Capital. O acidente aconteceu depois de a viatura ter atendido a um chamado de incêndio na rua MOURATO COELHO, 583, onde funciona uma loja de produtos de limpeza. O incêndio foi controlado rapidamente e ninguém ficou ferido. No retorno à base dos bombeiros, a viatura perdeu o controle e capotou. No JAGUARÉ, zona oeste de SÃO PAULO, o helicóptero ÁGUIA da Polícia Militar, teve de pousar no “cebolão” da MARGINAL TIETÊ para resgatar o motorista de um ESCORT verde que colidiu contra um caminhão e quase despencou no RIO TIETÊ. O carro ficou parcialmente pendurado sobre o rio, sustentado apenas por um cano de ferro, que chegou a quebrar com a força do impacto. O acidente ocorreu na Avenida ENGENHEIRO BILLINGS, na alça de acesso à MARGINAL PINHEIROS, sentido OSASCO, às 18:20 horas.  
Quatro rapazes foram presos hoje de madrugada, acusados de participar do seqüestro relâmpago de um casal de policiais militares, que terminou com o assassinato da soldado SIMONE ROVARON, de 37 anos. O soldado MARCOS BRITO, de 36, também baleado pelos bandidos, está internado desde a madrugada de sábado, quando ocorreu o crime. A PM chegou aos acusados após denúncia anônima de que eles teriam feito um churrasco para comemorar a morte da soldado.

O juiz RICHARD FRANCISCO CHEQUINI, do 1º Tribunal do Júri, rejeitou hoje a denúncia do Ministério Público contra cinco PMs e um segurança particular acusados de participação na chacina de moradores de rua, em agosto de 2004, no Centro de SÃO PAULO. O juiz considerou que não há provas suficientes contra os suspeitos. “Os dados acrescidos não ultrapassaram a singela condição de suposição ou desconfiança”, escreveu CHEQUINI na sentença. Três dos denunciados já haviam sido presos no ano passado, mas foram soltos a pedido da promotoria por falta de provas. Na ocasião, sete moradores de rua morreram e oito ficaram gravemente feridos. A motivação, no entendimento dos promotores, teria sido o tráfico de drogas. Segundo o MP, alguns dos mortos traficariam com os PMs no Centro. Outros teriam sido atingidos para despistar as investigações.  

O governo francês anunciou hoje que os prefeitos podem recorrer ao toque de recolher para conter a violência que tomou conta do país nas duas últimas semanas. RAINCY, na GRANDE PARIS, apelou para a medida antes mesmo da autorização. O primeiro-ministro DOMINIQUE DE VILLEPIN, determinou reforço do efetivo policial – dos atuais 8 mil para 9,6 mil homens. Foi registrado hoje a primeira morte nos confrontos, de um  homem  agredido na sexta-feira. Cinco carros foram queimados hoje na BÉLGICA e na ALEMANHA.

O ex-presidente peruano ALBERTO FUJIMORI foi preso hoje em SANTIAGO, horas depois de chegar ao CHILE, após cinco anos no JAPÃO. Acusado em 21 processos no PERU por delitos que vão de enriquecimento ilícito a falsidade ideológica e homicídio. FUJIMORI foi detido em cumprimento de um pedido feito à Interpol pela Justiça peruana. O PERU formou uma comissão para tentar sua extradição, mas o CHILE descartou a hipótese de expulsão. Ele não podia ser extraditado do JAPÃO por ter cidadania japonesa.

Helicópteros, modelos esculturais junto aos principais cartões postais paulistanos e, de quebra, tomadas da GRÉCIA. As cenas iniciais de “BELÍSSIMA” – escrita por SÍLVIO DE ABREU e dirigida por DENISE SARACENI – foram de tirar o fôlego. E a receita parece ter funcionado: a novela das oito da GLOBO, segundo prévia do IBOPE, iniciou com 52 pontos de média, com 70% de participação dos televisores ligados no horário. Apenas para lembrar, “AMÉRICA” teve no primeiro capítulo, com seus peões e a praia de MIAMI, 54 pontos de média, com participação de 73% dos aparelhos. Cada ponto equivale a 52,3 mil domicílios na GRANDE SÃO PAULO.
Em “BELÍSSIMA”, FERNANDA MONTENEGRO (BIA FALCÃO) e GLÓRIA PIRES (JÚLIA ASSUMPÇÃO) travaram um duelo à parte, entre avó e neta, donas da fábrica de lingeries que batiza a trama.  

2 006    :       -        TERÇA-FEIRA
Missa de sétimo dia pela alma do CAPITÃO PM Reformado, procurador do Estado e diretor jurídico da AORRPM, JOÃO SILVA FILHO. Nasceu em 19 de outubro de 1941. Faleceu em 1 º de novembro de 2006.
“Multiplicando por mil e um
os cento e trinta de trinta e um...”
(com a foto do CAPITÃO PM Ref JOÃO, fardado)
Neste momento, não haja tristeza. Neste momento, não haja amargura.
Apenas uma emoção de beleza, apenas uma emoção de ternura.
Porque na verdade, o seu barquinho apenas chegou primeiro
Que o nosso às praias da Luz e do Infinito...
TEREZINHA M. SILVA
(numa lembrança distribuída na Capelania Santo Expedito por ocasião da missa de sétimo dia, pela viúva e que o CORONEL MENDES me deu – acima está a foto da viúva e seus cinco filhos)
Constava ainda dessa lembrança a seguinte frase de SHAKEASPEARE:
“SOMOS FEITOS DO TECIDO DE QUE SÃO FEITOS OS SONHOS”
Vamos sorrir e prosseguir a caminhada!... (e uma foto mostra o JOÃOZINHO CAMINHANDO)

Ao nosso “Paissarinho”, com amor
Mônica, Alessandra, Giovana, Marcos, Débora e Terezinha.
Em 07 de novembro de 2006






E numa foto onde o CAPITÃO PM Ref JOÃO presta continência, a seguinte mensagem:
DOS SINAIS
     Um guerreiro da luz, quando percorre um caminho, pergunta sempre ao seu coração: “Se eu olhar para trás, ficarei contente com as marcas que meus pés deixaram no chão?”
      Embora preocupado com o combate que tem adiante, ele nunca perde sua responsabilidade no presente.
      Por isso ele obedece aos sinais do tempo e espaço. Às vezes, os sinais exigem que siga em frente. Outras, pedem que o guerreiro escolha uma nova direção.
     Quando vem a ordem de mudança, vê todos os amigos que criou enquanto seguia seu caminho. E seu coração fica triste. Mas o guerreiro da luz agradece aos companheiros, respira fundo e segue sozinho, com lembranças de uma jornada inesquecível.

                                                                                        MAKTUB 


A temperatura cai bruscamente. Isso afeta a pessoa humana, que vem de um dia de 30 graus. Chuvisca. Estou bastante desanimado. Sentindo tonturas, embarco numa van que vai me deixar na ARMÊNIA depois do meio-dia. No MMDS, os oficiais estranham o meu comportamento. Mesmo assim presido a reunião e vejo que não é somente o CORONEL VENTURA que está ruim. Outros oficiais se queixam desta terça-feira. Somente depois das 14 horas é que estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Uma senhora, filha de um ex-combatentes, mandada pelo CORONEL PM HERMES CRUZ, está à minha espera. Ela não tem dado algum a respeito da participação do pai na revolução. Isso me toma algum tempo, pois essa senhora quer que comprovemos o envolvimento do pai na revolução. Nossos arquivos são precários.
Cumprimentamos o filho do GINO que hoje está completando mais um aniversário. ALDO STRUFFALDI encontra-se na casa dos pais, comemorando a data. O GINO não vem ao MMDC e nem o MENDES. Este, telefona para saber se já chegaram os currículos dos indicados pelo presidente da Associação dos Veteranos da FEB, seção de SÃO BERNARDO DO CAMPO: NELSON GUEDES, 1º SARGENTO RAUL KODAMA e 1º SARGENTO LUIZ PEDROZELLI. Realmente isso aconteceu. São três veteranos da FEB que serão condecorados com a Medalha “Governador PEDRO DE TOLEDO” ainda neste mês.
Mandamos os certificados de credenciamento para os integrantes da ANVFEB, seção de CAMPO GRANDE: presidente AGOSTINHO, SARGENTO SANDRO e SARGENTO BRASIL. Eles serão nossos “embaixadores” nas comemorações do JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução de 32, em 2007.  
CORONEL MENDES informou-me que chegou a MEDALHA “MARECHAL FALCONIÈRE” da Associação Nacional dos Veteranos de FEB, Seção Regional de FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA.

 

MEDALHA MARECHAL FALCONIÈRE


DIPLOMA


A Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Seção Regional de Florianópolis – Santa Catarina, através de proposta de sua Diretoria, conforme portaria N º 001, de 27 de setembro de 2006, concede a

MARIO FONSECA VENTURA

A Medalha “Marechal Falconière” em homenagem à memória dos combatentes brasileiros que lutaram contra o totalitarismo em prol da causa da humanidade e pela paz.

FLORIANÓPOLIS, 24 de Outubro de 2006


CITAÇÃO

      A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS VETERANOS DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA – ANVFEB, Seção Regional de Florianópolis, em Santa Catarina, tem a honra de conceder a Vossa Senhoria a MEDALHA MARECHAL FALCONIÈRE, instituída em 27 de setembro de 2006 e, que visa a agraciar pessoas ou entidades civis e militares, cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque na difusão das atividades da Força Expedicionária Brasileira durante a 2 ª Guerra Mundial e aos que tenham prestado serviços relevantes, por meio de atividades ou contribuições, à Associação Nacional dos Veteranos da FEB – ANVFEB – Seção Florianópolis, com sede em Florianópolis – SC, entidade declarada de utilidade pública, municipal, estadual e federal.
      Esta medalha evoca o legado de Olímpio Falconière da Cunha, que comandou o terceiro escalão da FEB que embarcou para a Itália em 1944, e que lá foi nomeado Inspetor Geral da FEB. Junto com outros grandes comandantes que zelaram pela orientação da participação do Exército Brasileiro naquele Teatro de Operações, o combatente brasileiro com destacado brio e denodo honrou o “Exército de Caxias” em Campanha no solo europeu, lutando contra os totalitarismos em prol da causa da humanidade e pela paz.
      Vossa Senhoria MÁRIO FONSECA VENTURA, bem merece a citada Medalha pela sua contribuição para com a memória dos feitos da FEB na II GM, assim como pela causa do veterano brasileiro da II GM.
      É uma honra insigne condecorá-lo com a MEDALHA FALCONIÈRE.
                                                      Florianópolis, SC, 25 de Outubro de 2006.
_____________________________
DULTHAVIO COELHO JÚNIOR
Presidente
ANVFEB – SEÇÃO REGIONAL DE FLORIANÓPOLIS

Depois das 16 horas, com o tempo ruim e também com o corpo dolorido, vou deixar a Sociedade. Se me sentisse bem, teria ido na missa de sétimo dia do CAPITÃO Reformado JOÃO DA SILVA FILHO, às 17 horas, na Capelania Militar. Sinto muito sono durante a viagem de ônibus para GUARULHOS.

Faleceu dona SANTINA BUENO MACKELDEY (TINA), nesta Capital, com 87 anos. Era conhecida na AORRPM, viúva do MAJOR PM Ref ISMAEL MACKELDEY, associada da Entidade desde 1960. Assídua freqüentadora da AORRPM, participava dos eventos, chegando a exercer funções na Diretoria. Concorreu em 1996 ao concurso de Miss AORRPM, sendo classificada em segundo lugar. Era querida dos associados e pensionistas, muito educada, humorada e comunicativa. Dona SANTINA nasceu em 9 de dezembro de 1919.

O candidato derrotado a presidente pelo PSDB, GERALDO ALCKMIN, comemorou aniversário hoje à noite num restaurante em PINHEIROS, ZONA OESTE DE SÃO PAULO. ALCKMIN festejou seus 54 anos ao lado dos aliados da campanha, como os do PFL, senador JORGE BORNHAUSEN (PFL-SC), e do PPS, deputado ROBERTO FREIRE (PPS-PE), além de tucanos.
Sorridente, ALCKMIN portava na lapela um adesivo onde se lia “GERALDO 54”, referência à sua idade e que era o número invertido de sua campanha para presidente (45). Muitos correligionários vestiam camisetas com a inscrição “Muito bom esse GERALDO”.
A festa era animada por uma banda que tocava músicas da década de 1960. Para entrar, as pessoas pagaram R$30, o que dava direito a vinho argentino, cerveja e pizza. ALCKMIN não falou com a imprensa. Na única entrevista que deu depois da derrota, no último sábado em PINDAMONHANGABA, onde descansou no feriadão de FINADOS, o ex-governador disse que pretendia voltar a exercer a medicina e dedicar-se aos estudos dos problemas brasileiros no Instituto TEOTÔNIO VILELLA, garantindo que não desejava disputar a presidência nacional do PSDB e nem a prefeitura de SÃO PAULO em 2008.

Ao final de 15 horas de julgamento, dois homens foram condenados, na madrugada de hoje, no Fórum da BARRA FUNDA, a 138 anos e 9 meses de prisão, por oito assassinatos, duas tentativas de homicídio e associação ao tráfico de drogas. IGO DE ALENCAR e GILMAR PEREIRA LOPES eram acusados de participar, com outros cinco homens, da maior chacina ocorrida na Capital, que resultou na morte de 18 pessoas nas favelas HELIÓPOLIS e PARAGUAI, em dezembro de 1999.
Dos sete acusados, cinco deveriam ir a júri a partir das 13 horas de segunda-feira. No entanto, o julgamento dos réus AXEL COTTA DE OLIVEIRA, ANTÔNIO MIGUEL CAVALCANTE e ALUÍZIO ALEXANDRE CAVALCANTE foram adiados. A defesa de ALEXANDRE CAVALCANTE insistiu que precisaria interrogar uma testemunha ausente. O advogado de OLIVEIRA abandonou o júri, alegando que seu cliente estava sendo prejudicado. Já o réu MIGUEL CAVALCANTE não tinha defensor.
Os 18 assassinatos ocorreram nos dias 2, 4 e 6 de dezembro de 1999, por causa da disputa pelo controle do tráfico de drogas nas favelas. As vítimas, entre elas crianças e adolescentes, estavam amordaçadas e com as mãos amarradas quando foram executadas a tiros.
Um suspeito de envolvimento nas 18 mortes foi assassinado uma semana depois da série de assassinatos. Como as chacinas atraíram a atenção das polícias Civil e Militar nas favelas, VALÉRIO COTTA DE OLIVEIRA, conhecido como CARIOCA, teria sido executado pelos próprios comparsas em 13 de dezembro.
Em sua sentença, a juíza relatou que, além da crueldade, houve perturbação da ordem e, por isso, aumentou a pena em ¼ do total aplicado. “Foram executadas dezenas e dezenas de pessoas, entre ela crianças e inocentes. Procurou-se exterminar toda a família de um desafeto, além de todos aqueles que estivessem por perto por ocasião das mortes, demonstrando que os acusados dão de ombros à Justiça e aos membros da comunidade em que vivem”, escreveu a magistrada.

O SARGENTO PM LUÍS ALBERTO LEITE CAMARGO, do 15º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR, em GUARULHOS, foi morto, em seu dia de folga, ao perseguir um homem que havia roubado o celular de um cliente de academia de ginástica em MOEMA, zona sul.
Os fatos ocorreram por volta das 21:30 horas de ontem, segunda-feira, no cruzamento das Avenidas REPÚBLICA DO LÍBANO e ANTÔNIO JOAQUIM DE MOURA ANDRADE.
Após ser assaltada, a vítima retornou à academia para pedir ajuda. O sargento foi atrás do ladrão, trocou tiros com ele e acabou baleado no pescoço, no peito, nas costas e na barriga. A vítima disse em depoimento não ter presenciado o tiroteio, mas ouviu os disparos.
O SARGENTO CAMARGO chegou a ser levado ao pronto-socorro do hospital SÃO LUIZ, mas não resistiu aos ferimentos. O criminoso conseguiu fugir.
O SARGENTO CAMARGO trabalhava em GUARULHOS. A polícia não soube informar como o PM tomou conhecimento do assalto nem se estava na academia fazendo ginástica. Policiais do 15 º DP (ITAIM BIBI) instauraram inquérito para investigar o crime e identificar o assaltante.

Foi instalada hoje de manhã no LARGO DA BATATA, zona oeste da Capital, a roda de corte do “megatatuzão”, escavadeira alemã que perfurará o túnel da LINHA 4-AMARELA do METRÔ. A máquina será usada no trecho entre a futura estação FARIA LIMA, em PINHEIROS, e a atual estação LUZ, CENTRO. Segundo o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, JURANDIR FERNANDES, esta foi a penúltima fase de montagem do “megatatuzão”, que deve começar a operar no início de 2007.
Pesando cerca de 180 toneladas, o disco de quase dez metros de diâmetro (onde são instalados discos de perfuração) foi içado por dois guindastes e colocado no fosso de obras do LARGO DA BATATA, onde foi acoplado à parte da escavadeira já montada no subsolo. 

Seis crianças morreram afogadas hoje no começo da tarde em SÃO JOSÉ (12 km de FLORIANÓPOLIS) em um lago de uma propriedade particular após caírem de um pedalinho. Três garotos e três garotas- entre elas duas irmãs – com idades entre dez e treze anos, invadiram um sítio de uma família conhecida da região para brincar na lagoa, de acordo com o Corpo de Bombeiros de SÃO JOSÉ. Os donos não estavam na casa no momento do acidente. Com o peso das crianças no pedelinho – pequeno barco movido a pedais que comporta apenas duas pessoas – teriam ocasionado a queda deles na água.

MARIA SHARAPOVA mostrou estar em grande forma. A russa jogou bem e arrasou a compatriota ELENA DEMENTIEVA, hoje, na abertura do MASTERS DE MADRID. A surpresa foi a derrota da número 1 do mundo, a francesa AMELIE MAURESMO, para a russa NADIA PETROVA.

As primeiras pesquisas de boca-de-urna sobre a eleição de hoje nos ESTADOS UNIDOS revelaram uma surpresa: a guerra no IRAQUE não é a principal preocupação dos eleitores, e sim a corrupção, o que pode ser um problema para os republicanos. Terrorismo e problemas econômicos são as preocupações seguintes. IRAQUE é apenas o quarto tema. Erros de programação e treinamento deficiente de funcionários encarregados de operar urnas eletrônicas atrasaram a votação em vários Estados. Além disso, dois terços dos distritos eleitorais ainda usam voto manual. Também houve falhas com o novo registro de eleitores. Em alguns distritos a votação foi prorrogada por até duas horas. Segundo as sondagens, os democratas têm grande possibilidade de retomar o controle da Câmara e boa chance de reaver a maioria no Senado.

Com o fim do toque de recolher nas principais cidades iraquianas, a violência voltou a atingir o país. A medida de restringir a circulação foi imposta no sábado, para evitar conflitos, após o anúncio do veredicto de SADDAM HUSSEIN. Os atentados mais graves aconteceram em BAGDÁ. No pior ataque, duas granadas de morteiros atingiram um café no norte da capital, deixando 17 mortos e mais de 20 feridos. O ataque ocorreu em retaliação a uma explosão que matou sete pessoas pela manhã no bairro sunita de AZAMIYAH. Líderes sunitas  protestaram contra a violência das milícias xiitas. No fim de semana, duas mesquitas sunitas em BAGDÁ foram incendiadas, supostamente por grupos rivais.

O Exército de ISRAEL encerrou hoje de madrugada uma ofensiva de seis dias em BEIT HANUN, a maior lançada na FAIXA DE GAZA em um ano, deixando um rastro de destruição e 56 palestinos mortos, na maioria militantes. Um soldado israelense também morreu. No entanto, logo depois de retirar suas forças de BEIT HANUN, ISRAEL retomou seus ataques em outras áreas, matando mais dez palestinos em bombardeios e disparos de mísseis. Os militantes palestinos, por sua vez, voltaram a lançar seus foguetes de fabricação caseira contra ISRAEL. Cinco deles caíram na cidade de ASHKELON, a 12 km da fronteira com a FAIXA DE GAZA, sem deixar vítimas.

MORRE O REI DOS MARIACHIS NO CINEMA: MIGUEL ACEVES MEJÍA. Nos anos 1950, quando a distribuidora PEL-MEX era importante no BRASIL, abastecendo o mercado com filmes produzidos nos estúdios CHURUBUSCO AZTECA, MIGUEL ACEVES MEJÍA era um ídolo do público brasileiro, com CANTINFLAS, MARIA FÉLIX, MARIA ANTONIETA PONS e LIBERTAD LAMARQUE, a estrela Argentina cujos melodramas mais famosos foram produzidos nos MÉXICO. MIGUEL ACEVES MEJÍA morreu hoje na CIDADE DO MÉXICO. Tinha 90 anos e pertencia a uma geração de atores-cantores que incluía PEDRO INFANTE e JORGE NEGRETE. Ao contrário deles, não encarnava o modelo de galã. Seus filmes eram comédias rancheiras nas quais interpretava invariavelmente um mariachi. Sua marca mais característica era o falsete, celebrado em uma de suas criações mais famosas – CURURRUCUCÚ.
MEJÍA orgulhava-se de haver popularizado o mariachi sinfônico em toda a AMÉRICA LATINA. Outro grande sucesso foi o huapango ROGA POR NOSOTROS, que cantou de joelhos em BUENOS AIRES, num tributo a EVA PERÓN, o que lhe valeu a amizade eterna do contravertido JUÁN DOMINGO PERÓN. MEJÍA usou durante mais de 50 anos o charro, traje típico. Dizia que a canção rancheira era a que melhor expressava a alma mexicana. Segundo o crítico GUSTAVO GARCÍA, os filmes de MEJÍA destinavam-se a um público pouco exigente, em termos dramáticos, mas muito rigoroso, do ponto de vista musical.        

7 DE NOVEMBRO DE 2007     :     -    QUARTA-FEIRA
GINO STRUFFALDI, aos 93 anos, dá um exemplo de responsabilidade. Quando chego na ARMÊNIA, por volta das 8:30 horas, o presidente ali já se encontra. O CORONEL MENDES acha-se na CRUZ AZUL e deverá chegar mais tarde. Não são 9 horas e ele está conosco. Vamos para o quartel do 21º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO do Exército, que hoje está completando 75 anos. Está acontecendo uma demonstração do canil do 2º BPE quando chegamos. O TENENTE-CORONEL JOSÉ LUIZ MONTEIRO GIAMBARTHOLOMEI recepciona suas visitas. O GENERAL-DE-DIVISÃO VILELA MORGERO é a mais alta autoridade presente e preside a cerimônia. Também está no palanque o GENERAL-DE-BRIGADA EDUARDO SEGUNDO. Oficiais de diferentes unidades do Exército e da Polícia Militar comparecem ao evento. Entre os convidados: WALLACE GUIRELLI, JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR, professores e alunos de colégios da LAPA, representantes da Associação Comercial, da OAB, do ROTARY, da MAÇONARIA. A solenidade é simples. Fazem uso da palavra o Chefe do 21º DSup e o GENERAL VILELA. Um calor fortíssimo deixa-nos em situação delicada, mesmo porque estamos cansados da viagem de ontem. Não vamos participar do coquetel. O MENDES pretende ir até o CPOR e também à Indústria PANELLI.
O GINO e eu ficamos no metrô. O presidente assina, na Sociedade, os diplomas das Medalhas CONSTITUCIONALISTA e PEDRO DE TOLEDO que serão entregues no TIRO DE GUERRA DE SOROCABA no próximo dia 14. Atendo o MAURÍCIO. Vai transmitir minhas instruções para o MMDS. Levo o presidente para almoçar na AORRPM. Ali converso com o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO, TENENTE-CORONEL PM Ref MOACYR e outros oficiais.  Nesta tarde, no Dia do Encontro, apenas comparecem o CORONEL ARY CANAVÓ e a Professora MARIA ODETE.
O grande problema desta tarde é o pedido de demissão da funcionária LILIAN. Ela precisa terminar um curso de cabeleireiro, bem como aperfeiçoamento em certas modalidades da profissão. Necessita de tempo integral para isso. Vê que na Sociedade não há um futuro para os empregados. Fico de transmitir essa situação para o TENENTE-CORONEL CODELO, pois a LILIAN está desempenhando o controle da parte financeira da Sociedade. Não tenho condições de conversar com o CORONEL MENDES sobre esse problema. Ele foi para o GRANDE ORIENTE e o nosso telefone está com defeito.
Mais tarde, já em casa, converso por telefone com o GINO sobre o problema da LILIAN e peço para que ele converse com o MENDES. O TENENTE-CORONEL CODELO mantém um contato telefônico comigo e fica sabendo da atitude da funcionária. A própria LILIAN também liga para saber como ficou sua situação.

A Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial entregou um Pavilhão Nacional para a Escola Estadual DAILY RESENDE FRANÇA, localizada na Rua MARIA CURUPAITI, 706. A solenidade contou com a participação de IVAN CRUZ RODRIGUES, diretor da escola e cerca de 300 crianças que cantaram os hinos: Nacional e da Bandeira. O CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, membro da Comissão Cívica e Cultural da sede Central da Associação Comercial, representando o coordenador, FRANCISCO GIANNOCCARO, explicou o motivo da doação. Disse que este grupo tem o objetivo de estimular o culto à história e às tradições do país, com atenção especial para as crianças e jovens. Na DISTRITAL SANTANA a coordenação da comissão fica a cargo de JORGE LUIZ DA COSTA.  Participaram ainda do evento: GEORGE AYOUB, diretor 2º secretário, representando o diretor superintendente da ACSP – DISTRITAL SANTANA, JOÃO DE FAVARI; JOÃO SADAO KITAMURA, perito-chefe criminal da Polícia Científica, e os conselheiros: HELIODORO PEREIRA DE SÁ, ANTÔNIO RESENDE, MAJOR PM Ref ARLINDO DE SOUZA PÍCOLI e VALDIR DE MARIA MEDORI. 

A ressaca da festa pela conquista do quinto título brasileiro foi demais para o SÃO PAULO. Sem muito ânimo, o campeão foi derrotado hoje pelo JUVENTUDE, em CAXIAS DO SUL, por 2 a 0. Com a tranqüila vitória sobre o TRICOLOR, o time gaúcho chegou a 38 pontos na classificação do Campeonato Brasileiro, quatro a menos do que o CORINTHIANS, O 16º colocado. E o confronto do ALFREDO JACONI foi o primeiro desta competição em que a equipe paulista sofreu com dois gols.

O maior jogador da história do tênis brasileiro está de luto. Morreu hoje, em FLORIANÓPOLIS, GUILHERME KUERTEN, portador de paralisia infantil, irmão mais novo de GUGA. GUILHERME era portador de paralisia cerebral  e morreu em decorrência de insuficiência respiratória, aos 28 anos. GUGA adorava o irmão mais novo, tanto que ficou ao lado dele até o fim, junto com seu irmão mais velho, o RAFAEL. E sua mãe, ALICE. Os três estavam no Hospital Universitário, local em que GUILHERME ficou internado nos últimos dias, no momento da morte. Por sua condição especial, GUILHERME exigia muita atenção da família. Era comum GUILHERME viajar pelo mundo junto com o irmão famoso para torcer de perto. E, quando não podia viajar, ia ao aeroporto para recepcionar o tenista em sua volta a FLORIANÓPIS. GUGA, por sua vez, fazia questão de dar ao irmão os troféus que ganhava, inclusive os três históricos conquistados em ROLAND GARROS.    

O enterro do menino de 12 anos assassinado pelo meio irmão por parte de pai, de 17 anos, foi realizado hoje, sob o clima de forte emoção. Lágrimas, palavras de consolo e indignação marcaram o velório. O crime ocorreu no dia 5 de novembro, num matagal de uma vila próxima à cidade-satélite de SANTA MARIA, no DISTRITO FEDERAL.
A madrasta, mostrando muita indignação durante o enterro do menino assassinado, dizia que não está preparada para perdoar o enteado. “Não estou preparada para perdoá-lo. Não perdôo porque ele já tem 17 anos. Não é mais nenhuma criança”, afirmou. Ela é a terceira mulher do pai da vítima e criava três dos quatro filhos do marido.

Nascido com paralisia cerebral, o irmão mais novo do tenista GUSTAVO KUERTEN, GUILHERME, de 28 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira. Ele estava internado no Hospital Universitário de FLORIANÓPOLIS e morreu de insuficiência respiratória. GUILHERME KUERTEN ficou conhecido do público há dez anos, quando recebeu do irmão sua primeira taça de campeão no torneio de ROLAND GARROS. Sempre que podia, acompanhava GUGA nos campeonatos. Foi inspirado no problema de GUILHERME que o tenista criou, em 2000, o Instituto GUGA KUERTEN, voltado ao atendimento e inserção social de deficientes. “O GUI foi um grande vencedor. Quando ele nasceu existia muito preconceito e ele conseguiu, com muita dignidade, ajudar a quebrar barreiras”, disse GUGA, que acompanhou emocionado o enterro do irmão.

A polícia descartou totalmente a possibilidade de o padre JÚLIO LANCELOTTI ter dado dinheiro por livre e espontânea vontade ao ex-interno da FEBEM, ANDERSON BATISTA e aos seus comparsas. No inquérito concluído e já encaminhado para a Justiça, a polícia afirma que o religioso foi chantageado pela quadrilha, também formada pela mulher de ÂNDERSON, CONCEIÇÃO ELETÉRIO, e os irmãos ÉVERSON e EVANDRO GUIMARÃES.

Depois de ficar famosa por ter sido resgatada dos escombros da tragédia com o LEARJET, no último domingo, a menina LAÍS GONÇALVES DA SILVA MELLO, de 11 anos, virou bombeira. Mas só de mentirinha. Pela manhã, sempre acompanhada pelo avô NELSON, ela compareceu ao IML para fazer exames de corpo de delito. Mas a diversão veio na parte da tarde, quando LAÍS participou de uma simulação de salvamento e com a Associação dos Bombeiros Mirins e Juvenis Voluntários, em um conjunto habitacional da zona norte. A organização, que treina voluntários em comunidades carentes, ensina princípio básicos para evitar e combater incêndios.

Revelado que o pianista carioca ARNALDO COHEN era, havia quinze anos, funcionário-fantasma da Secretaria de Estado de Cultura do RIO DE JANEIRO. Ele recebeu durante todo esse tempo um salário de 1.445,08 reais por mês, em valores atuais. Apesar de morar no exterior, seu ponto era assinado diariamente. COHEN, que vive no exterior desde a década de 1980, diz que tinha acordo com os ex-secretários de Cultura do RIO para ganhar sem trabalhar. Flagrado pelo governo de SÉRGIO CABRAL, o pianista se esquivou de um pedido de demissão para não abrir mão da “boquinha”. Solicitou licença temporária, sem vencimentos. Sabe como é, vida de artista é cheia de altos de baixos. Pode ser que um dia COHEN precise do salário de barnabé. 

JUSTINE HENIN, número 1 do mundo, já está na semifinal do MASTERS DE MADRI. Atual campeã do torneio, a belga derrotou hoje a sérvia JELENA JANKOVIC. SERENA WILLIAMS abandonou o jogo diante da CHAKVETADZE, após perder o primeiro set. com dores na coxa esquerda.  

Um tipo de crime que parecia restrito aos EUA chocou hoje um dos países mais prósperos e socialmente desenvolvidos da EUROPA, a FINLÂNDIA. Um jovem de 18 anos entrou armado na Escola Secundária JOKELA, na cidade de TUUSULA, matou oito pessoas, feriu dez e se matou com um tiro na cabeça. Entre as vítimas estão sete alunos, com idades entre 12 e 18 anos e a diretora da escola. Duas semanas antes do crime, o massacre já havia sido anunciado num vídeo divulgado no site YOU TUBE, feito pelo atirador, com o título “MASSACRE DE JOKELA 7/11-2007”.
O atirador, PEKKA-ERIC AUVINEN, era aluno da escola e conhecido por seu discurso de extrema-direita. Ele chegou a ser internado em estado crítico num hospital de TUUSULA, mas não resistiu.   

Oito estudantes ficaram feridos após serem atacados por um grupo de homens armados não identificados no campus da Universidade Central da VENEZUELA, em CARACAS, de acordo com o diretor nacional de Proteção Civil, GENERAL ANTÔNIO RIVERO. Uma informação de que haveria um morto, divulgada logo após o incidente, foi desmentida por autoridades da universidade.
Os estudantes voltavam de uma manifestação contra o projeto de reforma constitucional proposto pelo presidente HUGO CHÁVEZ, que reuniu 80 mil pessoas no centro da Capital. De acordo com relatos de testemunhas à TV GLOBOVISIÓN, os agressores, supostamente integrantes de grupos chavistas, entraram no campus usando máscaras e tomaram a faculdade de Serviço Social, onde houve confrontos e foram disparados alguns tiros. Em seguida, a GUARDA NACIONAL cercou o campus.

A cantora JENNIFER LOPEZ confirmou que está grávida de seu marido, o cantor de salsa MARC ANTHONY. O anúncio foi feito durante o último show de sua turnê americana, em MIAMI.

7 DE NOVEMBRO DE 2008     :      -     SEXTA-FEIRA
O Chefe do 21º Depósito de Suprimento sentir-se á honrado com a presença de V. Exª/V. Sª para as comemorações alusivas ao 76º Aniversário do 21º Depósito de Suprimento.
Data: 07 de novembro de 2008  
Horário: a partir das 09:30 horas.
Local: 21º Depósito de Suprimento. Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 147 – VILA ANASTÁCIO – SÃO PAULO – SP

JOSÉ LUIZ MONTEIRO GIAMBARTHOLOMEI – Cel Int
Chefe do 21º Depósito de Suprimento

Ontem foi um dia importantíssimo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a aproximação com a APMBB. Os futuros comandantes da Polícia Militar conheceram o presidente GINO STRUFFALDI e se inteiraram, através de nossa participação na transmissão da Diretoria do “XV DE DEZEMBRO”, que existe uma associação voltada para a continuação dos feitos e fatos de 1932. Mas, também, para nós foi uma data estafante, culminando com a nossa ida até o Colégio TOBIAS DE AGUIAR, a fim de prestigiar os veteranos GINO e OSVALDO DIANA na homenagem do MARCO DE RECONHECIMENTO. Em razão de tudo isso suspendemos a nossa ida até a LAPA, nesta manhã, onde o 21º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO está completando 76 anos de existência. É uma pena esse nosso impedimento. Temos amizade com o TENENTE-CORONEL GIAMBARTHOLOMEI e seria muito interessante a nossa presença nessa cerimônia.
Por volta das 12:20 horas estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não contamos com as presenças do GINO e do MENDES. Apenas tenho sérios problemas com pedidos de Pensão Especial. Um dos casos mais delicados diz respeito a uma filha do ex-combatente ALCIDES CARDOSO. Ela entrou com pedido do benefício dessa pensão em 2004 e a Comissão Especial da Revolução não aceitou as provas apresentadas: fotografias da época, com escritos no verso, dizendo que ele pertencera ao Batalhão de Voluntários RAPOSO TAVARES. Também não aceitaram os holleriths que comprovam que a viúva do veterano já recebia essa pensão. ALCIDES CARDOSO tinha 17 anos em 1932. Nasceu em 8 de setembro de 1914. Faleceu em 5 de janeiro de 1975. OREZ, CRISTIANO e DANILO estiveram presentes na Sociedade. Eles estão resolvendo problemas financeiros.
MARINEI está acompanhando, através Internet, uma delicada ocorrência em andamento. Um assalto a banco no início da tarde, em GUARULHOS, seguido de uma perseguição de quase dez quilômetros por ruas da cidade e da zona norte da capital terminou depois de mais de três horas com três mortos e doze feridos à bala. Um dos criminosos chega a fazer cinco reféns, na Rua ALBERTO PIERROTTI, no TREMEMBÉ. Estão mortos um PM, um metalúrgico vítima de bala perdida e um ladrão.
Por volta das 13:50 horas, uma quadrilha com mais de dez integrantes invadiu a agência do BANCO REAL, na Rua CAPITÃO GABRIEL, no centro de GUARULHOS. De lá, os bandidos fugiram com cerca de cem mil reais. Na saída, se depararam com um carro da PM. Foi iniciada uma troca de tiros e perseguição. O PM SÉRGIO DE MOTA SORDI foi baleado de raspão na orelha e o PM GILMAR DA SILVA MARQUES foi atingido por estilhaços de bala no pescoço e no braço.
No tiroteio, o metalúrgico LEANDRO RODRIGUES MARQUES, de 22 anos, que estava numa moto parado no semáforo próximo da agência, foi atingido no pescoço e morreu. A PM diz que as balas que o acertaram partiram da quadrilha. Na vizinhança do banco, a polícia encontrou dois carros, um SIENA e um ECOSPORT, com armas dentro (um fuzil AR15, uma pistola. 40, uma pistola 9 mm, cartuchos de fuzil e um carregador de fuzil HK). Na fuga, eles roubaram outros veículos. Ao todo, foram seis tiroteios.
Os criminosos conseguiram escapar e a PM foi atrás. Na Rua Dr. CARLOS BASTOS ARANHA, já no TREMEMBÉ, na capital, houve nova troca de tiros. O carteiro DJALMA GOMES OLIVEIRA, de 52 anos, e o estudante TIAGO ITOCORO, de 27 anos, foram baleados.
A dupla invadiu então a casa localizada no número 154 da rua. No local, fizeram refém ALZIRA SANTOS DA SILVA, de 61 anos, sua neta, MILENE RIBEIRO DA SILVA, de 8, uma adolescente identificada apenas como KELLY e duas funcionárias que ajudam nos trabalhos de costura, JÉSSICA BENA DE ABREU, de 17 anos, e CLEONICE DA SILVA, de 42 anos.
Na troca de tiros na chegada na casa, o assaltante CARLOS ANTÔNIO DA SILVA, o “BALENGO”, da facção criminosa PCC, foi morto. O PM AILTON TADEU LAMAS, de 44 anos, tentou entrar na casa, foi baleado e morreu ao ser socorrido. Ao todo, dez PMs ficaram feridos.
Conhecido entre os colegas pelos mais de 14 partos que realizou na região do TREMEMBÉ, PM AILTON TADEU LAMAS tinha dois filhos e estava há 22 anos na PM. “Ele ia se aposentar em mais um ou dois anos”, contou o deputado MAJOR OLÍMPIO, que é oficial da corporação e se diz amigo da vítima. “Era um símbolo na zona norte. Tomávamos café juntos todos os dias em uma padaria da NOVA CANTAREIRA”. O primeiro parto de LAMAS aconteceu em 1987, um ano depois de entrar para a corporação. Mas, por ironia do destino, o PM parteiro não conseguiu acompanhar o nascimento de seus dois filhos. Nas duas vezes, ele estava em serviço.
No final da noite a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que o SARGENTO PM JOSÉ DOUGLAS FERREIRA DA SILVA, de 33 anos, estava internado na UTI do Hospital do MANDAQUI em estado grave. Ele levou um tiro de fuzil na cabeça.
O PM ÂNDERSON MARIGUETE, de 40 anos, que levou três tiros, foi transferido consciente para o Hospital Militar. No Hospital das Clínicas permanecia internado depois de sofrer uma cirurgia o PM CLEITON DE OLIVEIRA RIBEIRO. Ele foi baleado na barriga e no cotovelo. Os outros PMs feridos foram atendidos e liberados.

Policiais do setor de Investigações Gerais da 3ª Delegacia Seccional já identificaram a motocicleta usada pelos dois criminosos que mataram a psicóloga RENATA NOVAES PINTO, de 44 anos. O dono do veículo, segundo foi apurado pela investigação, tem antecedentes criminais por roubo e homicídio. Ele não foi localizado. O marido de uma paciente de RENATA está sob suspeita. Ele teria atribuído a separação da mulher à intervenção da psicóloga. A paciente foi ouvida pela polícia hoje. A paciente havia registrado queixa de que vinha sendo seguida por uma moto. Anotou as placas e a polícia checou. Identificou um detetive particular com antecedentes criminais.

Enrolada em um lençol, dentro de uma caixa de TV de 27 polegadas, de papelão, e com sinais de estrangulamento. Assim foi encontrado o corpo da estudante SABRINA BIANCA DE CASTILHO, de 12 anos, na manhã de quarta-feira, na PRAÇA NIRVANA, na VILA MARIA, na zona norte da capital. Ela estava desaparecida desde a manhã de segunda-feira, quando saiu de casa para buscar uma revista. Ela foi morta pelo vendedor ÉDSON ROMANO JÚNIOR, de 27 anos, que mora a cerca de 200 metros da residência da estudante, também na VILA MARIA.

No final da noite de ontem o menino VINÍCIUS CRISPIM DE LIMA SOUZA, DE 11 anos, foi baleado na barriga em um assalto em GUARULHOS. Dois ladrões tentaram roubar o carro do pai dele, que tentou fugir. Minutos antes, os bandidos haviam roubado o carro de outro pai que estava junto do filho de 4 anos. A PM conseguiu prender um dos criminosos. VINÍCIUS foi internado no Hospital CARLOS CHAGAS e não corre risco de vida.

Hoje, o HOTEL HILTON ainda não estava fechado para clientes. Entrar, porém, não era simples. Por “alguns seguranças”, entenda-se duas viaturas da Polícia Federal, quatro da Polícia Civil, oito PMs com motos da ROCAM, 12 policiais-militares fardados e quatro seguranças do hotel – apenas no saguão. O HOTEL HILTON foi transformado em um bunker de alta segurança para receber os ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais das principais economias do mundo, o G-20 Financeiro. Entre os visitantes ilustres. Entre os visitantes ilustres, está o presidente do FED (Banco Central Americano), BEM BERNANKE.
O primeiro dia de reunião do G-20 começou tumultuado para a imprensa. Por causa do interesse provocado pela crise financeira internacional, a reunião do G-20 recebeu um número inédito de pedidos de credenciamento: cerca de 420. O local escolhido para as entrevistas, porém, comporta apenas 175.

O diretor geral da Agência Nacional de Petróleo, HAROLDO LIMA, estima que as reservas dos blocos já leiloados na área do PRÉ-SAL têm, no mínimo, 50 bilhões de barris. LIMA disse que elas podem chegar a 80 bilhões. Hoje, as reservas disponíveis somam cerca de 14 bilhões de barris, isto é, a estimativa é quatro vezes maior que o nível atual de petróleo.

SERENA WILLIAMS e ANA IVANOVIC, duas das jogadoras que poderiam estar nas finais da COPA DO MUNDO do tênis feminino, deixaram DOHA, no QATAR, sem nem mesmo terminarem suas participações na fase de classificação. Ambas desistiram da competição por problemas físicos. IVANOVIC, desde o primeiro jogo, deixou claro estar fora e suas melhores condições e, vitimada por uma virose, resolveu iniciar as férias um pouco mais cedo, após duas derrotas.
A norte-americana denunciou problemas (no estômago) ao perder muito facilmente contra sua irmã, VENUS. Com essas desistências, a definição das semifinalistas perdeu um pouco de emoção. A russa ELENA DEMENTIEVA –que brigava com SERENA por uma vaga – viu a classificação cair em seu colo. Enfrentou e venceu a reserva NADIA PETROVA, mas nem precisava do resultado.  

Em sua primeira entrevista coletiva, o presidente eleito dos EUA, BARACK OBAMA, afirmou que a economia americana está “no buraco”. Depois de uma reunião com sua equipe de assessores econômicos, ele delineou suas prioridades na recuperação da crise. O democrata exortou o governo do presidente GEORGE W. BUSH e o Congresso a tomarem medidas imediatas para conter a crise econômica.    
DISCURSO DE BARACK OBAMA APÓS A SUA VITÓRIA.
"Olá, Chicago! Se alguém aí ainda dúvida de que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força de nossa democracia, esta noite é sua resposta.
É a resposta dada pelas filas que se estenderam ao redor de escolas e igrejas em um número como esta nação jamais viu, pelas pessoas que esperaram três ou quatro horas, muitas delas pela primeira vez em suas vidas, porque achavam que desta vez tinha que ser diferente e que suas vozes poderiam fazer esta diferença.
É a resposta pronunciada por jovens e idosos, ricos e pobres, democratas e republicanos, negros, brancos, hispânicos, indígenas, homossexuais, heterossexuais, incapacitados ou não-incapacitados.
Americanos que transmitiram ao mundo a mensagem de que nunca fomos simplesmente um conjunto de indivíduos ou um conjunto de Estados vermelhos e Estados azuis.
Somos, e sempre seremos, os EUA da América. É a resposta que conduziu aqueles que durante tanto tempo foram aconselhados por tantos a serem céticos, temerosos e duvidosos sobre o que podemos conseguir para colocar as mãos no arco da História e torcê-lo mais uma vez em direção à esperança de um dia melhor.
Demorou um tempo para chegar, mas esta noite, pelo que fizemos nesta data, nestas eleições, neste momento decisivo, a mudança chegou aos EUA. Esta noite, recebi um telefonema extraordinariamente cortês do senador McCain.
O senador McCain lutou longa e duramente nesta campanha. E lutou ainda mais longa e duramente pelo país que ama. Agüentou sacrifícios pelos EUA que sequer podemos imaginar. Todos nos beneficiamos do serviço prestado por este líder valente e abnegado.
Parabenizo a ele e à governadora Palin por tudo o que conseguiram e desejo colaborar com eles para renovar a promessa desta nação durante os próximos meses.
Quero agradecer a meu parceiro nesta viagem, um homem que fez campanha com o coração e que foi o porta-voz de homens e mulheres com os quais cresceu nas ruas de Scranton e com os quais viajava de trem de volta para sua casa em Delaware, o vice-presidente eleito dos EUA, Joe Biden.
E não estaria aqui esta noite sem o apoio incansável de minha melhor amiga durante os últimos 16 anos, a rocha de nossa família, o amor da minha vida, a próxima primeira-dama da nação, Michelle Obama.
Sasha e Malia amo vocês duas mais do que podem imaginar. E vocês ganharam o novo cachorrinho que está indo conosco para a Casa Branca.
Apesar de não estar mais conosco, sei que minha avó está nos vendo, junto com a família que fez de mim o que sou. Sinto falta deles esta noite. Sei que minha dívida com eles é incalculável.
A minha irmã Maya, minha irmã Auma, meus outros irmãos e irmãs, muitíssimo obrigado por todo o apoio que me deram. Sou grato a todos vocês. E a meu diretor de campanha, David Plouffe, o herói não reconhecido desta campanha, que construiu a melhor campanha política, creio eu, da história dos EUA da América.
A meu estrategista chefe, David Axelrod, que foi um parceiro meu a cada passo do caminho. À melhor equipe de campanha formada na história da política.
Vocês tornaram isto realidade e estou eternamente grato pelo que sacrificaram para conseguir. Mas, sobretudo, não esquecerei a quem realmente pertence esta vitória. Ela pertence a vocês. Ela pertence a vocês.
Nunca pareci o candidato com mais chances. Não começamos com muito dinheiro nem com muitos apoios. Nossa campanha não foi idealizada nos corredores de Washington. Começou nos quintais de Des Moines e nas salas de Concord e nas varandas de Charleston.
Foi construída pelos trabalhadores e trabalhadoras que recorreram às parcas economias que tinham para doar US$ 5, ou US$ 10 ou US$ 20 à causa.
Ganhou força dos jovens que negaram o mito da apatia de sua geração, que deixaram para trás suas casas e seus familiares por empregos que os trouxeram pouco dinheiro e menos sono.
Ganhou força das pessoas não tão jovens que enfrentaram o frio gelado e o ardente calor para bater nas portas de desconhecidos, e dos milhões de americanos que se ofereceram como voluntários e organizaram e demonstraram que, mais de dois séculos depois, um governo do povo, pelo povo e para o povo não desapareceu da Terra.
Esta é a vitória de vocês. Além disso, sei que não fizeram isto só para vencerem as eleições. Sei que não fizeram por mim.
Fizeram porque entenderam a magnitude da tarefa que há pela frente. Enquanto comemoramos esta noite, sabemos que os desafios que nos trará o dia de amanhã são os maiores de nossas vidas - duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise financeira em um século.
Enquanto estamos aqui esta noite, sabemos que há americanos valentes que acordam nos desertos do Iraque e nas montanhas do Afeganistão para dar a vida por nós.
Há mães e pais que passarão noites em claro depois que as crianças dormirem e se perguntarão como pagarão a hipoteca ou as faturas médicas ou como economizarão o suficiente para a educação universitária de seus filhos.
Há novas fontes de energia para serem aproveitadas, novos postos de trabalho para serem criados, novas escolas para serem construídas e ameaças para serem enfrentadas, alianças para serem reparadas.
O caminho pela frente será longo. A subida será íngreme. Pode ser que não consigamos em um ano nem em um mandato. No entanto, EUA, nunca estive tão esperançoso como estou esta noite de que chegaremos.
Prometo a vocês que nós, como povo, conseguiremos. Haverá percalços e passos em falso. Muitos não estarão de acordo com cada decisão ou política minha quando assumir a presidência. E sabemos que o Governo não pode resolver todos os problemas.
Mas, sempre serei sincero com vocês sobre os desafios que nos afrontam. Ouvirei a vocês, principalmente quando discordarmos. E, sobretudo, pedirei a vocês que participem do trabalho de reconstruir esta nação, da única forma como foi feita nos EUA durante 221 anos, bloco por bloco, tijolo por tijolo, mão calejada sobre mão calejada.
O que começou há 21 meses em pleno inverno não pode acabar nesta noite de outono.
Esta vitória em si não é a mudança que buscamos. É só a oportunidade para que façamos esta mudança. E isto não pode acontecer se voltarmos a como era antes. Não pode acontecer sem vocês, sem um novo espírito de sacrifício.
Portanto façamos um pedido a um novo espírito do patriotismo, de responsabilidade, em que cada um se ajuda e trabalha mais e se preocupa não só com si próprio, mas um com o outro.
Lembremos que, se esta crise financeira nos ensinou algo, é que não pode haver uma Wall Street (setor financeiro) próspera enquanto a Main Street (comércio ambulante) sofre.
Neste país, avançamos ou fracassamos como uma só nação, como um só povo. Resistamos à tentação de recair no partidarismo, na mesquinharia e na imaturidade que intoxicaram nossa vida política há tanto tempo.
Lembremos que foi um homem deste estado que levou pela primeira vez a bandeira do Partido Republicano à Casa Branca, um partido fundado sobre os valores da auto-suficiência e da liberdade do indivíduo e da união nacional.
Estes são valores que todos compartilhamos. E enquanto o Partido Democrata conquistou uma grande vitória esta noite, fazemos com certa humildade e a determinação para curar as divisões que impediram nosso progresso.
Como disse Lincoln a uma nação muito mais dividida que a nossa, não somos inimigos, mas amigos. Embora as paixões os tenham colocado sob tensão, não devem romper nossos laços de afeto.
E àqueles americanos cujo apoio eu ainda devo conquistar, pode ser que eu não tenha conquistado seu voto hoje, mas ouço suas vozes. Preciso de sua ajuda e também serei seu presidente.
E a todos aqueles que nos vêem esta noite além de nossas fronteiras, em Parlamentos e palácios, a aqueles que se reúnem ao redor dos rádios nos cantos esquecidos do mundo, nossas histórias são diferentes, mas nosso destino é comum e começa um novo amanhecer de liderança americana.
A aqueles que pretendem destruir o mundo: vamos vencê-los. A aqueles que buscam a paz e a segurança: apoiamo-nos.
E a aqueles que se perguntam se o farol dos EUA ainda ilumina tão fortemente: esta noite demonstramos mais uma vez que a força autêntica de nossa nação vem não do poderio de nossas armas nem da magnitude de nossa riqueza, mas do poder duradouro de nossos ideais: democracia, liberdade, oportunidade e firme esperança.
Lá está a verdadeira genialidade dos EUA: que o país pode mudar. Nossa união pode ser aperfeiçoada. O que já conseguimos nos dá esperança sobre o que podemos e temos que conseguir amanhã.
Estas eleições contaram com muitos inícios e muitas histórias que serão contadas durante séculos. Mas uma que tenho em mente esta noite é a de uma mulher que votou em Atlanta.
Ela se parece muito com outros que fizeram fila para fazer com que sua voz seja ouvida nestas eleições, exceto por uma coisa: Ann Nixon Cooper tem 106 anos.
Nasceu apenas uma geração depois da escravidão, em uma era em que não havia automóveis nas estradas nem aviões nos céus, quando alguém como ela não podia votar por dois motivos - por ser mulher e pela cor de sua pele.
Esta noite penso em tudo o que ela viu durante seu século nos EUA - a desolação e a esperança, a luta e o progresso, às vezes em que nos disseram que não podíamos e as pessoas que se esforçaram para continuar em frente com esta crença americana: Podemos.
Em uma época em que as vozes das mulheres foram silenciadas e suas esperanças descartadas, ela sobreviveu para vê-las serem erguidas, expressarem-se e estenderem a mão para votar. Podemos.
Quando havia desespero e uma depressão ao longo do país, ela viu como uma nação conquistou o próprio medo com uma nova proposta, novos empregos e um novo sentido de propósitos comuns. Podemos.
Quando as bombas caíram sobre nosso porto e a tirania ameaçou ao mundo, ela estava ali para testemunhar como uma geração respondeu com grandeza e a democracia foi salva. Podemos.
Ela estava lá pelos ônibus de Montgomery, pelas mangueiras de irrigação em Birmingham, por uma ponte em Selma e por um pregador de Atlanta que disse a um povo: "Superaremos". Podemos.
O homem chegou à lua, um muro caiu em Berlim e um mundo se interligou através de nossa ciência e imaginação. E este ano, nestas eleições, ela tocou uma tela com o dedo e votou, porque após 106 anos nos EUA, durante os melhores e piores tempos, ela sabe como os EUA podem mudar. Podemos.
EUA avançamos muito. Vimos muito. Mas há muito mais por fazer.
Portanto, esta noite vamos nos perguntar se nossos filhos viverão para ver o próximo século, se minhas filhas terão tanta sorte para viver tanto tempo quanto Ann Nixon Cooper, que mudança virá? Que progresso faremos?
Esta é nossa oportunidade de responder a esta chamada. Este é o nosso momento. Esta é nossa vez.
Para dar emprego a nosso povo e abrir as portas da oportunidade para nossas crianças, para restaurar a prosperidade e fomentar a causa da paz, para recuperar o sonho americano e reafirmar esta verdade fundamental, que, de muitos, somos um, que enquanto respirarmos, temos esperança.
E quando nos encontrarmos com o ceticismo e as dúvidas, e com aqueles que nos dizem que não podemos, responderemos com esta crença eterna que resume o espírito de um povo: Podemos.
Obrigado. Que Deus os abençoe. E que Deus abençoe os EUA da América".   

DESERTOR LAMARCA – NOTÍCIA EM 7 DE NOVEMBRO DE 2008
Até que enfim, uma juíza imparcial.
Justiça suspende promoção póstuma de Carlos Lamarca
Juíza de Vara Federal aceita alegação do Clube Militar, mas cabe recurso.
Ministério da Justiça espera oficialização para se manifestar.

A juíza da 14ª. Vara Federal no Rio de Janeiro, Cláudia Maria Pereira Bastos Neiva, concedeu liminar que suspende os efeitos da portaria da anistia política nº 1.267 que determinara o pagamento de indenização à  família do ex-guerrilheiro e ex-capitão do Exército Carlos Lamarca pela promoção post-mortem a coronel.

A ação contra o pagamento foi movida pelo Clube Militar do Rio. Em Brasília,
a comissão de anistia do Ministério da Justiça informou que só vai se pronunciar quando for notificada oficialmente pela Justiça Federal do Rio.
Quando isso acontecer, a decisão será analisada pela consultora jurídica do
ministério.
Em julho, a comissão do Ministério da Justiça concedera indenização de R$
300 mil à viúva e aos filhos de Carlos Lamarca pelo dez anos que eles estiveram exilados em Cuba. Com a promoção, a viúva Maria Lamarca passaria a receber do governo federal uma pensão de R$ 12 mil, correspondente aos vencimentos da nova patente.
Em sua decisão, a juíza da 14ª. Vara Federal aceitou a argumentação do Clube Militar de que Lamarca não poderia ser beneficiado porque ele deixou o Exército no fim dos anos 60 para se juntar a um grupo revolucionário que combatia o regime militar.
A juíza considera ainda "altamente questionável a opção política de alocação de receitas para o pagamento de valores incompatíveis com a realidade nacional, em uma sociedade carente de saúde pública em padrões dignos, deficiente na educação pública, bem como nos investimentos para saneamento básico, moradia popular e segurança", diz no despacho.
Cabe recurso contra a decisão da juíza.

CARLOS EM 07 DE NOVEMBRO DE 2008
Oi Mário, estou com problemas nos meus e.mails do msn, há mais de 20 dias não consigo entrar nos meus e.mails. de lá. Procure mandar os e.mails para o gmail que são os que tenho tido acesso desde então.
Como você estava citando, eu lembro bem o nosso pessoal. Do pai e da mãe sempre tenho estado onde eles passaram a maior parte de suas vidas. Como estava reformando a casa da frente estive muito em contato com serviços que eles fizeram lá. Estou mandando três fotos de lugares onde trabalhamos nessa reforma. Veja se você consegue localizar alguma coisa lá??
Com relação aos nossos familiares sempre ou tenho notícias ou peço para o pessoal me informar como vão as coisas. A tia Irene vejo com mais freqüência, pois mora perto. Quase toda semana vou lá dar uma olhada nela. Esta muito idosa. Bem esquecida. Lembra-se com muitos poucos detalhes de coisas do passado. A filha de Rita, Violeta, está grávida e esperando seu primeiro filho. Esta casada há mais de dois anos. Segundo os exames vai ser um menino. Do filho do Renato, o Leandro, estamos também aguardando a chegada de mais um menino. Parece que vai ser o responsável por levar a bandeira dos Venturas para a frente. De todos nossos descendentes é o primeiro que será Ventura do sexo masculino. O tempo vai passando novos descendentes vão chegando, estamos ficando no time dos mais velhos da nossa pequena família. Perguntando para a Rita sobre a Vicentina, pois quem tem mais contato com ela é a Rita, esta me informou que as coisa não vão muito bem por lá. Parece-me que o Manoel ainda não conseguiu se aposentar??? A Carminha deve estar muito atrapalhada, parece-me que o filho não tem muito futuro, é muito atrapalhado. Da menina não sei mais nada, parece-me que estava tentando ser artista plástica. Mas não sei no que deu. Havia saído da  casa da Carminha para ir tentar a vida nessa modalidade.???? A Elvira, irmã do Renato de vez em quando converso com ela. Esta afastada pelo INSS por problemas de coluna, mas ainda não está aposentada definitivamente. Nesse início de mês fui à chácara que o Lauro tem em Guararema. No dia 1 foi o aniversário do Lauro(70) no dia 2 o meu(70) e no dia 3 o da Elvira(??) Bem vou terminando aqui, pois não estou entendendo bem o gmail que está fazendo umas perguntas que não estou entendendo bem. By

7 DE NOVEMBRO DE 2009       :         -      SÁBADO
Ainda ressoam em minha mente os momentos significativos da noite sorocabana. Causaram impressões indeléveis o carinho das autoridades que estiveram presentes na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba para com o veteraníssimo combatente de 1932, GINO STRUFFALDI, principalmente o momento em que um garotinho fez questão de tirar uma fotografia ao lado dele. O Professor ADILSON CÉZAR, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA, mais uma vez, merece os nossos elogios pela maneira como conduziu a solenidade.
Não estou bem de saúde neste sábado. Sinto alterações em minha pressão, causadas pelo calor. Mesmo assim procuro dar continuidade à rotina, com relação às minhas memórias.
Entre as mensagens recebidas está uma correspondência do Doutor DALLARI. Ele sente a perda de seu ente querido, sua genitora.
Estimado amigo Coronel Mario Ventura,
Muitíssimo obrigado pelas palavras de conforto!!! Realmente, meu pai, minha irmã e eu estamos muito tristes, mas o que nos conforta é termos feito por ela tudo que estava ao nosso alcance. DEUS foi muito bom para todos nós!!! Nossa vida com ela foi cheia de momentos felizes. Ela era uma pessoa de luz, com um coração pleno de amor. Viveu uma vida muito boa, com suas batalhas e muitas conquistas. Só temos que agradecer ao ALTÍSSIMO pela dádiva de seu convívio. Era uma esposa dedicada à família... inclusive, saiba que foi ela quem me alfabetizou aos 6 anos de idade... jamais esquecerei seus ensinamentos de vida honesta e honrada... sou o que meus pais me ensinaram a ser... e tenho plena convicção que a memória de minha mãe será mantida.
Como uma menção a mais sobre minha mãe, saiba que ela, que nasceu em 1926, aos 6 anos de idade fez um desenho sobre a Revolução Constitucionalista de 32... este desenho ainda existe e está guardado em minha casa, em meio a diversas obras de arte que ela deixou ao longo de mais de 30 anos de pintura de telas (minha mãe era artista plástica desde 1977).
Um forte abraço ao senhor e a todos meus queridos amigos da Sociedade Veteranos de 32.
Hélcio de Abreu Dallari Júnior
em 07/11/2009 00:55, Mario Ventura < celmario@gmail.com > escreveu:
ESTIMADO DOUTOR DALLARI
Meus sentidos sentimentos, mas Deus assim o quer e devemos aceitar os desígnios do ALTÍSSIMO. Vou comunicar ao nosso presidente e ao Coronel Mendes o sofrimento pelo qual você passou. Mas a vida continua e dar valor  a ela é também contribuir pelos entes queridos que nos deixaram aqui justamente para preservar o que fizeram.  
2009/11/6 hadallari
Estimado amigo Coronel Mario Ventura,
Somente agora estou abrindo este vosso e-mail. Que palavras sentidas!!! O espírito patriótico da Revolução de 32 está cada vez mais vivo!!! Nossa gloriosa Sociedade tem muito por fazer pelo Brasil!!!
Aproveito o envio deste e-mail para justificar meu atraso na leitura dos vossos vários e-mails. Ocorre que minha mãe estava muito doente. Durante 2 anos, ela lutou contra o câncer. Meu pai e eu fizemos tudo que era possível ser feito por ela, principalmente dedicando todo nosso tempo em seu auxílio. Infelizmente, o quadro de sua doença foi se agravando, até sua morte na quarta-feira passada (04/novembro)... agora, ela está descansando na paz de Deus.
Informo que sua Missa de 7° Dia será realizada no próximo dia 11 de novembro, às 19:30hs, na Igreja de São Francisco de Assis, localizada na Rua Borges Lagoa, 1209, no bairro da Vila Clementino, em São Paulo-SP.
Um forte abraço.
Hélcio Dallari Jr.
Em 01/11/2009 16:42, Mario Ventura < celmario@gmail.com > escreveu:
MEUS AMIGOS (AS)
Meu pleito de gratidão aos que morreram por um BRASIL MELHOR!
CORONEL PM VENTURA

Maior galã do cinema brasileiro dos anos 1940 e 1950, diretor do único filme nacional a ganhar a PALMA DE OURO do FESTIVAL DE CANNES, algo de críticas incessantes dos diretores do Cinema Novo – o ator, roteirista e cineasta ANSELMO DUARTE conheceu a glória e a amargura em sua vitoriosa, mas turbulenta carreira, que se encerrou hoje, com sua morte, provocada por um acidente vascular cerebral, aos 89 anos, em SÃO PAULO.
Ele foi internado no dia 16 de outubro no Hospital Universitário da USP com um quadro grave: insuficiência renal, isquemia do miocárdio e anemia causada por infecção urinária. Dois dias depois, foi transferido para o INCOR, e, de lá, para o Hospital das Clínicas. O enterro será realizado amanhã, no Cemitério da Saudade, em SALTO (SP).
ANSELMO DUARTE não filmava desde 1979, quando dirigiu OS TROMBADINHAS, filme produzido e interpretado por PELÉ. A partir dali, preferiu ficar longe do cinema, vivendo um exílio voluntário. “A inveja pela PALMA DE OURO desencadeou um processo de aniquilamento, iniciado pelo pessoal do Cinema Novo e que fez com que me sentisse sem ambiente no BRASIL”, comentou ele em entrevista ao ESTADO em 1999. Na época, com disposição e saúde, sonhava com investidores estrangeiros bancassem um velho argumento seu, MESSIAS, O MENSAGEIRO, uma paródia contemporânea do Evangelho no qual o carteiro MESSIAS é filho da lavadeira MARIA e do carpinteiro JOSÉ.
Dono de uma franqueza que beirava a rudeza, ANSELMO DUARTE era, no entanto, um exímio contador de histórias, colecionadas em uma longa carreira, iniciada em 1947, quando, descoberto por um caçador de talentos, estreou no filme QUERIDA SUZANA, do italiano ALBERTO PIERALIZI, que gostou de seu jeito de homem simples, semelhante ao de MARCELLO MASTROIANNI.
Nascido na cidade paulista de SALTO, em 21 de abril de 1920, ANSELMO DUARTE BENTO já se interessava por cinema desde a infância, quando assistia filmes mudos na sala na qual seu irmão mais velho era projecionista. Como em CINEMA PARADISO, os dois roubavam fotogramas dos longas exibidos na cinema da cidade e montavam seus próprios, exibindo-os em um projetor caseiro, feito com lata de óleo vazia, uma lâmpada e os óculos da mãe como lente.
Trabalhou como datilógrafo em uma editora e aprendeu dança de salão até conseguir uma participação (não creditada) no documentário IT´S ALL TRUE, que ORSON WELLES dirigiu no RIO, em 1941. Seis anos depois, a contragosto, fez teste para QUERIDA SUZANA, conquistando um papel e iniciando sua carreira de galã, também contra a vontade – segundo ele, seus interesses eram mais “nobres”.
Logo seu nome uniu-se a experiências tão distintas como os estúdios  ATLÂNTIDA e VERA CRUZ. No primeiro, participou de filmes como A SOMBRA DA OUTRA, CARNAVAL EM FOGO (ambos de 1949) e AVISO AOS NAVEGANTES (1950), sob a direção de WATSON MACEDO. Em 1952, contratado pela VERA CRUZ, solidificou a fama de galã ao estrelar TICO-TICO NO FUBÁ, no mesmo ano, e SINHÁ MOÇA (1953). A disposição de dirigir, no entanto, era maior e, depois de registrar os bastidores de ARARA VERMELHA (1957), investiu os próprios recursos em ABSOLUTAMENTE CERO, também em 1957. Graças ao sucesso do filme, foi para a Europa disposto a estudar cinema. Lá, chegou a atuar em filmes em PORTUGAL e na ESPANHA.
De volta ao BRASIL, interessou-se pela peça de DIAS GOMES, O PAGADOR DE PROMESSAS, e a transformou em filme, em 1962. Foi a consagração: além da PALMA DE OURO em CANNES (no qual competiu com O ANJO EXTERMINADOR de LUIS BUÑUEL, e O ECLIPSE, de MICHELANGELO ANTONIONI), foi indicado para o OSCAR de melhor filme estrangeiro. “Quando voltei de CANNES, desfilei em carro aberto e os locutores de rádios saudavam-me como se eu tivesse trazido mais um caneco para o BRASIL”, disse, em 1997.
O prêmio trouxe também dissabores. “Tudo por causa de inveja”, afirmou. “Era o prêmio de cinema mais importante do mundo e eu ganhei. Outros tentaram chegar lá e não conseguiram. Então, usaram a influência que o Cinema Novo tinha na imprensa da época para esculhambar-me. Disseram que era um absurdo o prêmio sair para um filme tão acadêmico, insinuaram que eu havia vencido porque era namorado da CHRISTIANE DE ROCHEFORT, que na época era assessora de imprensa do festival e tinha considerável influência lá dentro.”
Foi o início de uma fase de filmes com más críticas e pouco público. Desgostoso, abandonou o cinema e só voltou a sentir novamente o gosto da fama em 1997, quando foi um dos homenageados do 50º Festival de CANNES. Lá, sentiu-se de fato como um realizador reconhecido.      

O SANTOS escapou do sufoco: ao vencer o NÁUTICO por 3 a 1, hoje à noite no PACAEMBU, a equipe se livrou da ameaça do rebaixamento, passando a somar 45 pontos no Campeonato Brasileiro. NEYMAR, que entrou no segundo tempo, fez dois gols; KLÉBER PEREIRA marcou de pênalti.
Na lanterna do campeonato, o SPORT entrou em campo para enfrentar o CRUZEIRO, na ILHA DO RETIRO, disposto a tudo, disputando cada jogada com uma disposição que o time até então não havia mostrado nas 33 partidas anteriores. Resultado: em 15 minutos de jogo já vencia por 2 a 0, com gols de WILSON. Mas aos poucos a equipe mineira foi equilibrando a partida e minando o entusiasmo do adversário. Diminuiu para 2 a 1 aos 91 minutos com THIAGO RIBEIRO, empatou por 2 a 2 com LEONARDO SILVA no início do segundo tempo, e chegou à virada por 3 a 2 com GUERRÓN, aos 20 minutos, já quando o SPORT atuava com 10 jogadores – ANDRADE foi expulso ao receber o segundo amarelo. A vitória colocou o CRUZEIRO temporariamente no grupo dos quatro melhores clubes do BRASILEIRO, na vaga que até então era do FLAMENGO.
Em SALVADOR, o AVAÍ venceu o VITÓRIA por 1 a 0 e deu um bom salto na tabela, pulando do 10º para o 7º lugar.

Com mais de 81 mil torcedores presentes ao MARACANÃ, o VASCO venceu o JUVENTUDE por 2 a 1, pela 34ª rodada do CAMPEONATO BRASILEIRO, SÉRIE B, e garantiu o acesso à elite do futebol nacional. A volta à primeira divisão aconteceu com grande festa vascaína, onze meses após o rebaixamento para a SÉRIE B.
Faltando ainda quatro rodadas, o VASCO já está, matematicamente, assegurado. Ele chegou aos 70 pontos, na liderança isolada, abrindo sete pontos de vantagem para o vice-líder, o CEARÁ, com 63. Além disso, abriu 13 pontos para o quinto colocado, que é o FIGUEIRENSE, com 57 pontos, que só pode chegar aos 69, se vencer seus quatro jogos.

DIEGO HYPÓLITO conseguiu superar a insegurança que o prejudicou no MUNDIAL DE LONDRES, em outubro, quando nem sequer chegou à final do solo. Hoje, em OSIJEK (CROÁCIA), o brasileiro chegou a uma marca impressionante: tornou-se tetracampeão da COPA DO MUNDO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA no aparelho, façanha inédita no esporte.
Vencedor em 2004, 2006 e 2008, quando os oito melhores eram reunidos na Super Final, DIEGO garantiu o título, este ano, por antecipação.
A UNIBAN (UNIVERSIDADE BANDEIRANTE) expulsou a aluna de turismo de 20 anos que, por usar um vestido considerado curto nas dependências da faculdade, foi xingada e teve de sair da unidade educacional, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, na GRANDE SÃO PAULO, escoltada por policiais militares. A decisão da faculdade baseou-se numa sindicância interna que decidiu: “Desligar a aluna GEISY VILLA NOVA ARRUDA do quadro discente da instituição em razão do flagrante desrespeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade.”

Morreu neste sábado, em SÃO PAULO, aos 81 anos, o fotógrafo e museólogo LUIZ SADAKI HOSSAKA, conservador-chefe do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Segundo nota oficial do MASP, HOSSAKA morreu vítima de hemorragia interna. Seu corpo está sendo velado no subsolo do museu e o corpo será cremado no Cemitério de VILA ALPINA.
LUIZ HOSSAKA nasceu em BIRIGUI, interior do Estado de São Paulo, e dedicou 59 anos de sua vida ao museu. Contratado por PIETRO MARIA BARDI, foi o colaborador mais antigo do museu e participou ativamente de quase todas as etapas da consolidação do museu, desde sua instalação pelo folclórico empresário ASSIS CHATEAUBRIAND.
HOSSAKA começou a trabalhar no MASP em 1950, quando o museu ainda ocupava o prédio dos Diários Associados, no centro da cidade. Já nos anos 1960, registrou como fotógrafo a construção e a inauguração da sede atual do MASP, na Avenida PAULISTA, projetada pela arquiteta LINA BO BARDI. Trabalhou como secretário de PIETRO MARIA BARDI, primeiro gestor do museu, e exerceu uma série de funções vitais no MASP – substituiu LUIZ MARQUES como curador no período em que o museu prescindiu dessa função. Nos anos 1990, por decisão do ex-presidente JULIO NEVES, assumiu o posto de “conservador-chefe”, um cargo meio fantasioso. Sua paixão mesmo era a fotografia. Além de exerça-la (registrava obras do museu), também integrou a comissão da Coleção PIRELLI-MASP, ao lado de BÓRIS KOSSOY, THOMAS FARKAS e GIÓRGIO DELLA SETA. 

Os representantes do presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, e do governo interino se reuniram hoje para retomar o pacto firmado sob a tutela de WASHINGTON, com o qual buscam tirar o país da crise. Na semana passada, ZELAYA acertou com a administração interina formar um governo de unidade nacional e que o Congresso decidiria o que faria com a presidência. Mas ontem, ele encerrou o acordo porque o presidente interino, ROBERTO MICHELETTI, formou um governo de unidade sem incluí-lo.
     
O presidente americano BARACK OBAMA elogiou, em seu discurso semanal, neste sábado, o heroísmo dos soldados e civis na reação ao ataque na base militar de FORT HOOD, ocorrido na quinta-feira, no TEXAS. O presidente disse que esse foi um dos mais devastadores tiroteios a uma base militar americana.
Mesmo ferida, a sargento KIMBERLY MANLEY acertou quatro tiros no psiquiatra do Exército, MAJOR NIDAL MALIK HASAN, que matou 13 pessoas e deixou outras 30 feridas. HASAN, de 39 anos, permanece em coma em um hospital militar. Antes de abrir fogo, ele teria gritado palavras de ordem em árabe. O atirador falou “ALLAHU AKBAR!”, declaração que significa “DEUS É GRANDE!”, entre outras frases. Essa informação foi dada por soldados que testemunharam o tiroteio, comentou o GENERAL ROBERT CONE ao programa “TODAY”, da NBC. O comando militar falou que está unindo as pistas para descobrir as motivações do suspeito.  
  
Um avião militar russo TU-142 caiu hoje perto da Ilha de SAKHALIN, no Oceano Pacífico, com 11 pessoas a bordo. Ainda não há informações sobre o que aconteceu com os tripulantes, que estão sendo procurados por navios de resgate. O acidente ocorreu quando a aeronave fazia um voo-treino.

Morreu neste sábado, em BARCELONA, o fotógrafo argentino HUMBERTO LUÍS RIVA, aos 72 anos. Conhecido como “o fotógrafo do silêncio”, por tentar captar as qualidades interiores das pessoas em seus retratos, RIVAS nasceu em BUENOS AIRES e se mudou para a ESPANHA em 1976. Parte de sua extensa obra está preservada nos acervos de museus do MÉXICO, da ARGENTINA, dos EUA, da FRANÇA e da ESPANHA. RIVAS, que iria receber na segunda-feira, dia 9 de novembro, a Medalha de Ouro ao Mérito Artístico da prefeitura de BARCELONA, será homenageado na cidade. Na ocasião, serão entregues as medalhas a seus colegas EUGENI FORCANO e JOAN GUERRERO.

2 010      :      -           DOMINGO
Neste domingo, dentro da tranqüilidade da data, procuro a caixa onde estão arquivados os jornais e revistas sobre a morte do PAPA JOÃO PAULO II e encontro o que me pede o Doutor JOÃO FERNANDO conforme mensagens anteriores. Preparo o encarte do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO para colocar no correio, endereçado a ele:
Cel. Ventura
Alvíssaras! Excelente!
Agradeço imensamente o seu esforço, abrindo mão de um dia de descanso para colaborar com nossa gincana. Vai ser bem a tempo. Acionarei amigos no Correio que me avisarão imediatamente ao chegar o SEDEX. Cumpriremos nossa missão com seu apoio.
Muito grato.
João Fernando
Em 7/11/2010 18:05, Mario Ventura escreveu:
Dr JOÃO FERNANDO
Já está até envelopado para colocar no correio amanhã.
Deu um pouco de trabalho para achar. Tenho quatro cômodos lotados de papel (jornais, livros, revistas e 60 anos de memórias). 
Em 6 de novembro de 2010 22:06, Mario Ventura escreveu:
CARÍSSIMO Dr JOÃO FERNANDO
Ficou bem mais fácil a localização. Amanhã, domingo, procurarei o encarte citado numa caixa que guardo sobre a morte do PAPA JOÃO PAULO II. Assim que tiver o caderno em mãos novamente entrarei em contato.
Em 6 de novembro de 2010 21:56, João Fernando escreveu:
Boa noite Cel. Ventura
Fico muito agradecido pela sua resposta.
O Suplemento é de 2005.
Transcrevo abaixo o trecho das suas memórias em que há a citação
João Fernando Monteiro.
2 005 : - DOMINGO.
FALECEU neste domingo, 3 de abril de 2005, o CORONEL PM Ref THEODORO CABETTE, aos 81 anos. Foi Comandante Geral da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (28 de abril de 1972-30 de abril de 1974). Em 1969, já CORONEL PM assumiu o Comando do 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”, participando das operações anti-guerrilhas no eixo EMBU-JUQUITIBA-VALE DO PARAÍBA. Foi ajudante de Ordens do Comando Geral da FORÇA PÚBLICA; Assistente Militar da Assembléia Legislativa, Corregedor Geral da PM; Coordenador das Operações de Trânsito; Chefe da 8ª Seção da Coordenação de Informações da Secretaria de Segurança Pública. Teve vários trabalhos publicados, palestras e participação em missões especiais. Passou para a reserva em 4 de novembro de 1975. O enterro realizar-se-á hoje mesmo, à tarde, no Cemitério do ARAÇÁ, sendo que o féretro sairá do Velório do HOSPITAL DA CRUZ AZUL, na avenida LINS DE VASCONCELOS, 356, CAMBUCI.
O CORONEL PM Ref THEODORO CABETTE nasceu em 5 de maio de 1923. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 10 de março de 1945. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 5 de março de 1948. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 14 de dezembro de 1948; 1º Tenente 24 de maio de 1953; Capitão – 25 de agosto de 1959; Major – 25 de agosto de 1965; TENENTE-CORONEL – 19 de maio de 1967; CORONEL – 12 de novembro de 1969. Foi transferido para a reserva em 15 de março de 1975.
O jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” publica um caderno sobre o PAPA JOÃO PAULO II intitulado: “APLAUSOS, SILÊNCIO, LÁGRIMAS” – Noite alta em ROMA. O arcebispo LEONARDO SANDRI à frente da multidão na PRAÇA DE SÃO PEDRO. Cem mil pessoas esperavam. “IRMÃOS E IRMÃS: NOSSO SANTO PADRE JOÃO PAULO VOLTOU PARA A CASA DO PAI”. O PAPA ESTAVA MORTO.
O SANTO PADRE MORREU ÀS 21H37
PARA DOM GERALDO, ESTAMOS TODOS ÓRFÃOS
LULA: “O BRASILEIRO TINHA POR ELE GRANDE AFETO
BUSH: “O MUNDO PERDE UM CAMPEÃO DA LIBERDADE”
ATAQUE: “ELE MERGULHOU A IGREJA EM CRISE”
DEFESA: “ELE CONTINUOU A FUNÇÃO DADA A PEDRO”
Esse caderno, que estou guardando nos apensos às minhas memórias, traz toda a vida do PAPA JOÃO PAULO II, ou seja, a história de KAROL JÓZEF WOJTYLA.
Bonito e muito bem feito o caderno apresentado pelo jornal “AGORA”: O PAPA MISSIONÁRIO. JOÃO PAULO II dedicou seus 27 anos de pontificado a expandir a fé cristã para todos os continentes. Sua sagrada missão percorreu 129 países, levando mensagens em latim, espanhol, português, polonês, grego, alemão, francês, inglês, russo e italiano. A vida de KAROL WOJTYLA, o atleta que queria ser poeta. PAPA fez a igreja pedir perdão pela primeira vez na história. As visitas de JOÃO DE DEUS ao BRASIL. Os rituais do funeral e da escolha de seu sucessor.
Na contra-capa desse caderno do “AGORA”: A BÊNÇÃO, JOÃO DE DEUS “OLHO PARA VOCÊS COM O CORAÇÃO CHEIO DE ESPERANÇA. CONSERVEM A LÂMPADA DA FÉ. COM ELA, ILUMINARÃO A VIDA E INCENDIARÃO O MUNDO DE AMOR” – EM 6 DE JANEIRO DE 2001, NO INÍCIO DO TERCEIRO MILÊNIO DA CRISTANDADE.
LULA DECRETA LUTO OFICIAL DE SETE DIAS. O presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, decretou ontem luto oficial de sete dias a partir de hoje pela morte do PAPA JOÃO PAULO II. O prefeito de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, também decretou luto de três dias. O ITAMARATY ainda avalia quais autoridades brasileiras devem viajar para a ITÁLIA para representar o governo brasileiro no funeral do pontífice. Há a possibilidade de o próprio presidente LULA participar do evento.
O jornal “DIÁRIO DE SÃO PAULO” apresenta um caderno com o título: “A MORTE DO PAPA”. A vida e a obra de KAROL WOJTYLA, UM DOS PAPAS MAIS INFLUENTES DA HISTÓRIA” (1920-2005). Na contra-capa, “CARDEAIS VÃO ESCOLHER O NOVO PAPA”. Há um cerimonial no qual os cardeais invocam o ESPÍRITO SANTO para que possam ter inspiração e fazer a opção certa. Novo PAPA deve ser mais sereno e moderado, do tipo conciliador, e precisa estreitar relações com a Igreja Ortodoxa.
Em 6/11/2010 17:56, Mario Ventura escreveu:
PREZADO DR JOÃO FERNANDO
Preciso da data do encarte, já que a procura na minha hemeroteca fica difícil sem ela.
Nas minhas memórias a citação foi quando?

Pelo GBB recebo a seguinte mensagem:
Não poderia deixar de agradecer aos Srs. Coronéis, irmãos e amigos. Já cumprimos 2/3, ou estamos por aí, de nossa passagem terrena. Cuidamos de nosso lado material e graças a Deus , creio, somos privilegiados, basta um olhar pelo mundo. Como nem só de pão vive o homem, quando interagimos de uma maneira saudável, construtiva, estamos cuidando da alma, do espírito, como queiram. É esse lado que temos que cuidar agora e o GBB nos alimenta. Há um provérbio que atende ao propósito " Seja útil em qualquer lugar, mas não guarde a pretensão de agradar a todos; não intente o que o próprio  CRISTO  ainda não conseguiu ". Bôa semana para todos. Major Waldemar.
From: acqmariano@gmail.com
To: grupobarrobranco@grupos.com.br
Cc: waldemar_batista@terra.com.br ; Cel Res PM José Carlos Ciapina
Sent: Sunday, November 07, 2010 3:31 AM
Subject: [grupobarrobranco] Entre o Ego e a Alma
Bom AMIGO Ciapina, Waldemar e Tobias.
Vendo a msg abaixo, e tendo me posicionado pela manutenção do abaixo assinado pela manutenção do atual Cmte Geral da PMESP a quem admiro pelo trabalho em prol da valorização do Homem Policial Militar sem distinção e discriminação.
Prezado AMIGO Ciapina, espero que meu posicionamento não vos tenha causado qualquer mal estar, pois minha atitude não decorre de inconformismo em razão de vosso ato pelo abortamento daquela manifestação.
O fiz e reitero minha manifestação sempre de forma respeitosa, pois fato consumado tem sempre meu RESPEITO.
Se responsável fui por vos fazer manifestar qualquer sentimento que possa ter abalado qualquer meandro dos alicerces de vosso laborioso e honroso trabalho, rogo ao PAI para que vos compense com a ENERGIA DO AMOR INCONDICIONAL e que essa mesma ENERGIA transmute todo mal que posa vos ter causado de forma involuntária.
Faço questão de manifestar o reconhecimento e alto apreço pelo valoroso trabalho a frente do GBB onde age de forma incansável e valorizando nossos Camaradas da mesma forma que o Cmte Camilo o faz em sua função pública.
Temo-lo lá no Comando da nossa PM e certamente outros ocuparão a função, mas vc, aqui continuará eterno em nossos Corações, sempre com o maior encargo, o de AMIGO LEAL e EXEMPLAR como sempre o foi em sua carreira.
Bom amigo Waldemar, parabéns pela manifestação de vosso ato, mas quem exerce uma função grandiosa sempre está sujeito às manifestações que sempre são pertinentes, e acabam enobrecendo a cada experiência de onde cada Ser retira o aprendizado para o exercício da SABEDORIA na Universidade da VIDA ETERNA.
Acredito que todos nesse GBB tem essa única intenção na ALMA para com os AMIGOS e Corporação.
Velho Guerreiro Tobias um abraço e muitas felicidades AMIGO.
LUZ, PAZ, AMOR.
De: grupobarrobranco@grupos.com.br [mailto:grupobarrobranco@grupos.com.br] Em nome de waldemar_batista@terra.com.br
Enviada em: sexta-feira, 5 de novembro de 2010 22:29
Para: grupobarrobranco@grupos.com.br
Assunto: [grupobarrobranco] Fw: Entre o Ego e a Alma         Sr. Cel. Ciapina. Estava eu enviando esse Email para o meu amigo Cel. Milton Tobias ( 70 ), quando resolvi destiná lo ao Sr. tambem. Faço sem qualquer espírito de crítica, apenas, levar o meu abraço e lembrá lo que  todos  os componentes do GBB estão a seu lado nesta hora de desconforto. Dá se perfeitamente para notar, através das opiniões.   Memorável seu trabalho a frente do grupo, divulgando, agrupando, reunindo amigos. Não deu certo nossa petição, que fazer?, outras batalhas teremos pela frente e o grupo necessita do Sr., e, para que não dispersemos, para quem não conhece, é importante ver este Email.. Fica claro o quanto de ruim carrega quando colocamos o EGO acima da alma. Fique com Deus..
From: Major Waldemar
Subject: Fw: Entre o Ego e a Alma

A partir das 14 horas passo a assistir o GP BRASIL de FÓRMULA 1:
LANCEPRESS! - Publicada em 07/11/2010 às 15:42: Com direito a dobradinha da Red Bull, o alemão Sebastian Vettel venceu neste domingo o Grande Prêmio do Brasil, chegando logo à frente do seu colega de equipe Mark Webber, garantiu o título do mundial de construtores para o time e colocou fogo no campeonato. Logo na primeira curva, o alemão, Nico Hulkenberg, da Williams, que havia feito a pole no sábado, foi ultrapassado pelo compatriota Sebastian Vettel, da Red Bull, que largou em segundo. Nos metros seguintes, assim como seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber também passou Hulkenberg. Vendo as Red Bulls abrindo vantagem, Fernando Alonso, da Ferrari, partiu para o ataque sobre Lewis Hamilton, da McLaren, e o ultrapassou ainda na segunda volta. Hulkenberg, o próximo adversário, foi superado na sétima volta, o que colocou o espanhol na terceira colocação. Com problemas no carro, Felipe Massa teve de ir duas vezes para os boxes de maneira consecutiva, na 13ª e na 14ª voltas. Em sua primeira parada, sua roda direita dianteira não foi fixada de maneira correta, fazendo com que o brasileiro perdesse bastante tempo e caísse para as últimas posições. Dos três primeiros, Alonso foi o primeiro a parar, na 25ª volta. Vettel parou logo na volta seguinte. Na sequeência do colega de equipe, foi a vez de Webber parar. Posições mantidas no retorno do trio, com Vettel na liderança. Na 35ª volta, o brasileiro Rubens Barrichello, que estava em 14º, também teve a corrida atrapalhada por problemas: na tentativa de ultrapassar Jaime Alguesuari, o pneu dianteiro esquerdo do brazuca furou, obrigando-o a uma parada forçada nos boxes. O italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India, protagonizou acidente no S do Senna na 51ª volta, forçando a entrada do safety car na pista. A maiorida dos pilotos aproveitou para passar nos boxes e colocar combustível suficiente para terminar a prova. Na volta 56, com a saída do safety car, a corrida ganhou em emoção com a aproximação dos líderes. Porém, não demorou para que as Red Bulls voltassem a abrir em relação à Alonso e a dominar a prova. Na 60ª volta, mais problemas para Massa. Um acidente com Sebastien Buemi na reta oposta o jogou para a área de escape, causando a perda de duas posições para o brasileiro da Ferrari. Vettel tem agora 231 pontos no campeonato, contra 246 de Alonso, que chegou em terceiro, e 238 de Webber. Emoção garantida para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no próximo domingo!
Confira o grid final do GP do Brasil:
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull - 71 voltas
2º - Mark Webber (AUS) Red Bull -  a 4.2s
3º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 6.8s
4º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren - a 14.6s
5º - Jenson Button (GBR) McLaren - a 15.5s
6º - Nico Rosberg (ALE) Williams - a 35.3s
7º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 43.4s
8º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams - a 1 volta
9º - Robert Kubica (POL) Renault - a 1 volta
10º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber - a 1 volta
11º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso - a 1 volta
12º - Adrian Sutil (ALE) Force India - a 1 volta
13º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso - a 1 volta
14º - Rubens Barrichello (BRA) Williams - a 1 volta
15º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 1 volta
16º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a 1 volta
17º - Nick Heidfeld (ALE) Sauber - a 1 volta
18º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus - a 2 voltas
19º - Jarno Trulli (ITA) Lotus - a 2 voltas
20º - Timo Glock (ALE) Virgin - a 2 voltas
21º - Bruno Senna (BRA) Hispania - a 2 voltas
22º - Chritian Klien (AUT) Virgin - a 6 voltas

ABANDONOS:
Lucas di Grassi (BRA) Virgin - Na volta 62
Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India - Na volta 49
CORINTHIANS 2 x SÃO PAULO 0 porThiago Perdigão - Publicada em 07/11/2010 às 19:07 - thiagop@lancenet.com.br:  O torcedor corintiano mais supersticioso já tem um novo número da sorte: 39. Foram esses os tempos dos gols do Corinthians na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, neste domingo, no Morumbi. Resultado que aumenta uma escrita: desde 11 de fevereiro de 2007 (11 jogos) o Tricolor não vence o rival no Majestoso. De quebra, o Alvinegro reassumiu a liderança do Brasileirão. Agora é torcer contra o Fluminense, que enfrentará o Vasco, às 19h30, no Engenhão. Antes da partida, a "Galinha Paul" fez sucesso nas cercanias do Morumbi. E a ave apostou que o Corinthians venceria o confronto. Como o seu xará mais famoso, o Polvo Paul, que na Copa do Mundo acertou todos os seus palpites, o vidente brasileiro também cravou o seu palpite. Era realmente o dia dos supersticiosos! Calor, nervosismo, caráter decisivo... Elementos que deixaram o clássico parado no começo da partida. Apesar da velocidade de Lucas e Jean pelo lado direito do ataque são-paulino, pouco conseguiram criar. Dentinho e Ronaldo, meio isolados, também não apareceram muito. A primeira boa chance de gol foi do Timão. Em um rápido contra-ataque, Bruno César recebeu na área, pelo lado direito do ataque, mas finalizou sem muito perigo. O São Paulo só assustou aos 32, quando obrigou Julio Cesar a fazer boas defesas em chutes de Lucas e Jean, os dois melhores do time no primeiro tempo. O Corinthians reagiu rápido. Em boa falta cobrada por Chicão, aos 34, Rogério Ceni fez ótima defesa. Mas cinco minutos depois, o goleiro são-paulino nada pôde fazer, quando Jucilei deu passe açucarado para Elias, mais uma vez as costas do lateral-esquerdo Diogo, bater sem chances para o capitão tricolor. Este foi o quinto gol do volante corintiano nos últimos sete clássicos, período invicto do clube no Majestoso. As "supresas" de Carpegiani duraram até o intervalo. Casemiro e Diogo, que deixou muito espaço na defesa e quase não apareceu no ataque, deram seus lugares a Ilsinho e Jorge Wagner. Precisando da vitória, o Tricolor foi para cima do rival. Com Jorge Wagner, Ilsinho, Lucas, Fernandão, Dagoberto e Ricardo Oliveira, o São Paulo realmente ficou mais ofensivo. Pressionou e teve a chance de marcar com o camisa 99, que finalizou perto do gol de Julio Cesar, aos 8 minutos. O Corinthians também chegou! Na velocidade de Elias e na boa movimentação de Dentinho e com a vantagem no placar, o Timão apostou nos contra-ataques. Se não teve chances claras, pelo menos assustou Ceni. Com uma força defensiva que lembrou os tempos de Mano Menezes, o Corinthians neutralizou as principais armas do rival. Quando não conseguiu, Julio Cesar, mais uma vez, brilhou. No ataque, foi inteligente ao segurar a bola e apostar no contra-ataque. E se o dia era mesmo da superstição! Aos 39 minutos, como tinha sido no primeiro tempo, o Timão ampliou. Paulinho lançou para Alessandro, que cruzou para Dentinho só rolar para as redes de Ceni. O atacante, que voltou ao time neste domingo, tem 100% de aproveitamento contra o rival: sete vitórias em sete jogos. Vitória que aumenta o moral do Alvinegro na luta pelo seu quinto título nacional, no ano de seu Centenário. Já o Tricolor se afastou da possibilidade de conseguir uma vaga na Libertadores de 2011.
FICHA TÉCNICA: SÃO PAULO 0 X 2 CORINTHIANS. Estádio: Morumbi, São Paulo (SP). Data/hora: 7/11/2010 - 17h (de Brasília). Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa - RS). Auxiliares: Aultemir Hausman (Fifa - RS) e Carlos Berkenbrock (Fifa - SC). Renda e público: R$ 1.262.401,59 / 42.667 pessoas
Cartões amarelos: Alex Silva, Ilsinho e Dagoberto (SAO); Roberto Carlos e Ronaldo (COR).
GOLS: Elias, 39'1ºT (0-1); Dentinho, 39'/2ºT (0-2)
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Jean, Alex Silva, Miranda e Diogo (Intervalo - Jorge Wagner); Rodrigo Souto, Casemiro (Intervalo - Ilsinho), Lucas e Fernandão (22'/2ºT - Marlos); Dagoberto e Ricardo Oliveira. Técnico: Paulo César Carpegiani.
CORINTHIANS: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias (37'/2ºT - Paulinho), Jucilei e Bruno César (22'/2ºT - Danilo); Dentinho e Ronaldo. Técnico: Tite.

O cardeal e arcebispo emérito do RIO DE JANEIRO, DOM EUGÊNIO SALES, que completa 90 anos amanhã, lamentou o que chamou de conversão tardia da presidente eleita, DILMA ROUSSEFF, na reta final da campanha eleitoral. O religioso disse temer a pressão que grupos favoráveis à discriminalização do aborto e aos direitos dos homossexuais farão sobre a presidente. “Espero que o compromisso, que ela assumiu, ela possa cumprir.” Nascido em ACARI, no RIO GRANDE DO NORTE, foi ordenado padre aos 23 anos. Aos 33, já era bispo e tornou-se cardeal aos 48. Para ele, seu mérito foi a fidelidade à Igreja.

O Ministério da Educação (MEC) poderá aplicar outro ENEM para candidatos prejudicados no sábado pelo erro de montagem no caderno da prova amarela. Essa é uma das possibilidades contempladas na promessa feita pelo MEC de analisar “caso a caso” as queixas dos estudantes.

Faleceu a advogada e professora MARIA ELISA MUNHOL, aos 62 anos. Professora do antigo primário, formou-se em Direito, aos 42 anos, em 1990, depois que as filhas estavam crescidas. Nos primeiros anos após a graduação se envolveu no primeiro caso importante: o do BAR BODEGA. Em um assalto ao lugar, a polícia prendeu um dos primeiros suspeitos. MARIA ELISA conseguiu provar a inocência dele. Em seguida, também inocentou um dos casais acusados de molestar uma criança na ESCOLA BASE. Em 2004, entrou para a OAB-SP e presidiu a comissão de MULHERES ADVOGADAS. Fez o primeiro mapa da violência contra a mulher do Estado. Ainda presidiu outras comissões, incluindo a de Defesa do Doente Mental.

O ex-principal aliado do premiê SÍLVIO BERLUSCONI, GIANFRANCO FINI, pediu hoje ao chefe de governo que renuncie pelo bem da ITÁLIA. FINI, presidente da Câmara de Deputados e líder do grupo de centro-direita FLI, ameaçou retirar seu partido do Executivo, caso BERLUSCONI não deixe o cargo. O primeiro ministro, em queda de popularidade por novos escândalos sexuais, disse que não renunciará e pediu a FINI que “esclareça suas intenções”. Analistas dizem que eleições antecipadas prejudicariam a ITÁLIA neste momento de crise financeira.

O presidente americano, BARACK OBAMA, exortou hoje a ÍNDIA e o PAQUISTÃO a trabalharem juntos para resolver suas disputas, destacando que NOVA DÉLHI tem muito a ganhar se seu vizinho e rival tiver êxito na luta contra o terrorismo. OBAMA também desafiou o PAQUISTÃO a fazer mais no combate ao terror. “O PAQUISTÃO está progredindo contra o câncer do extremismo, mas os avanços não são tão rápidos como gostaríamos”, disse o presidente no segundo dia de estada em MUMBAÍ, antes de viajar para NOVA DELHI. MUMBAÍ foi alvo de atentados de 2008 lançados por um grupo extremista com base no PAQUISTÃO. Os ataques deixaram 166 mortos.

O suíço ROGER FEDERER avançou à semifinal do MASTERS 1000 de PARIS ao derrotar o austríaco JURGEN MELZER por 2 a 0. O número 2 do mundo teve perfomance arrasadora no saque hoje, chegando a 18 aces. Seu aproveitamento de pontos no primeiro serviço foi de 92%. Amanhã, o suíço ROBIN SODERLING e o francês MICHAEL LLODRA disputam uma vaga na decisão do torneio. A sérvia ANA IVANOVIC superou a russa ALISA KLEYBANOVA e faturou o TORNEIO DE BALI. Foi o segundo título na temporada e o nono na carreira de IVANOVIC, que recebeu o troféu vestida com trajes típicos de BALI. Ontem ela completou 23 anos de idade.

7 DE NOVEMBRO DE 2011        :       -      SEGUNDA-FEIRA
Foi marcado para estar no posto de atendimento da INSTITUCIONAL SERASA EXPERIAN (AR AESCON) às 11 horas para solicitação de Certificado Digital para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Chego bem antes desse horário à Avenida TIRADENTES, 960, perto da estação ARMÊNIA do Metrô. Sou muito bem atendido pelo EDUARDO e pela CAMILA. Em pouco tempo fornecem-me esse certificado digital que terá validade até 8 de novembro de 2013. Deixando a AR AESCON vou diretamente para o MMDC. MARINEI avisa que a CORREGEDORIA PM já mandou retirar os diplomas das medalhas que serão entregues no dia 10 de novembro (quinta-feira).
Um fato desagradável é a doença acometida pelo pai da MARINEI, que descobriu em exame de rotina estar com um tumor na próstata. Nas primeiras avaliações os médicos concluíram que o estágio desse tumor é de 3,9 e outros exames se seguirão ao tratamento. Ela está solicitando suas férias para início em 19 de dezembro. MARINEI está contente com o fato de seu filho LUCAS estar completando 16 anos de idade nesta data. Cumprimento-o por telefone. 
Chega um convite para o Comandante do Exército Constitucionalista, Senhor ALFREDO PIRES, para o ato da passagem de comando do Comandante do Policiamento de Choque, marcado para amanhã, às 17 horas. Transmito-lhe o convite por telefone.
Telefona-me dona ADENÉIA CARVALHO SANTANA para saber de detalhes da solenidade marcada para o dia 19 de novembro no Clube de Regatas Tietê. Ela fez aniversário no dia de ontem e aproveito a oportunidade para cumprimentá-la.
No MMDS, com alguns amigos que acompanham a vida política do BRASIL, comentamos as articulações que já estão sendo feitas em torno das eleições municipais de 2012. CARMELO lembra que, há trinta anos, em 5 de novembro de 1981, veio para SÃO PAULO, hospedando-se em casa de parentes, em GUARULHOS, procurando então se estabelecer, com o esforço próprio, em serviços que o levaram a ter, nos anos seguintes, um modo de vida condizente ao que almejava. Hoje, tem seu negócio independente, com ótimas ligações nas polícias civil e militar. Na Rua TABATINGUERA          encontro o TENENTE PM Ref CARIOCA, nosso conhecido do antigo 31º BPM (depois 13º BPMM).    
Por volta das 16 horas telefona um repórter da TV GAZETA, RAFAEL, querendo marcar um entrevista amanhã para que eu conte a problemática do CAMPO DE MARTE nos anos 1930. Acontece que amanhã não terei tempo para isso, face compromissos já assumidos. Cito os nomes do CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO e do CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA que também gostam de história e sabem muita coisa acerca do CAMPO DE MARTE.

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República abriu processo contra o ministro CARLOS LUPI (TRABALHO). Ele terá dez dias para se explicar sobre denúncias de que assessores da pasta atuam em um esquema de extorsão de dinheiro para liberação de recursos de dinheiro a ONGs. O PDT, partido do ministro, rachou por causa das acusações. Os deputados ANTÔNIO REGUFFE (DF) e MIRO TEIXEIRA (RJ) vão amanhã à Procuradoria-Geral da República pedir a abertura de inquérito para apurar as suspeitas de irregularidades no ministério. “As denúncias são gravíssimas”, afirmou REGUFFE. A auxiliares, a presidente DILMA ROUSSEFF manifestou preocupação com a “fritura” de LUPI por correligionários. “Quero ver até onde vai essa onda de denuncismo”, disse ele. Acusações de corrupção já derrubaram cinco ministros do atual governo.

Em assembléia realizada nesta noite, estudantes que ocupam desde a última terça-feira o prédio da Reitoria da USP decidiram, por aclamação manter a invasão. No sábado, a Justiça determinou que eles deveriam sair até hoje, às 23 horas. Caso contrário, a polícia seria autorizada a fazer a reintegração de posse do prédio.

A estilista ANA CRISTINA ABDULMASSIH, conhecida mundialmente como ANA ABDUL, costumava se apresentar em seu site, como integrante da realeza fashion brasileira. E motivos para isso não faltavam. Ela já fez parte da lista de mulheres mais bem vestidas da AMÉRICA, publicada na revista americana “HARPER´S BAZAAR”, na qual exerceu a função de diretora de acessórios. Formada na SCHOOL OF VISUAL ARTS DE NOVA YORK, com mestrado em artes plásticas, ANA ABDUL criou em NOVA YORK a loja feminina LANGUAGE, que atraiu muitas personalidades famosas, entre as quais as atrizes GWINETH PALTROW e SUSAN SARANDON. Logo depois lançou uma linha de roupas própria, vendida em lojas de vários países. Nascida em BRASÍLIA, em 1968, onde viveu praticamente toda a sua infância e a adolescência, ANA morava sozinha em SÃO PAULO. Ela tinha uma linha de roupas femininas com seu nome vendida na loja DASLU e também era diretora de criação da marca LALA LAND. Neste domingo, a estilista foi encontrada morta em seu apartamento. A causa ainda é desconhecida. O sepultamento ocorrerá na terça-feira, dia 8 de novembro, em BRASÍLIA.

Editor de livros, LUIZ BAGGIO NETO, nunca deixou de se engajar em causas sociais e lutar por melhorias, principalmente na humanização do tratamento de pessoas com deficiência. Graduado em letras, BAGGIO manteve um progama na Rádio USP voltado para o tema da inclusão e chegou a fazer a primeira programação de rádio dedicada a surdos. Para fugir do estereótipo de caridade, usava muito humor para chamar a atenção do público. BAGGIO foi eleito presidente do CMPD (Conselho Municipal para a Pessoa com Deficiência) para a gestão de 1989-1990 e foi reeleito para os dois anos seguintes. Em entrevista, o editor disse que sua maior vitória foi conseguir incluir acessibilidade no Código de Obras da cidade, em 1990. Em 1992, foi cofundador da Editora NOVA ALEXANDRIA e durante 12 anos atuou como sócio e editor ampliando sua experiência em todo o processo de planejamento, publicação, divulgação e comercialização de livros. Desligou-se neste ano da NOVA ALEXANDRIA para encarar um novo desafio na Editora ESPAÇO PALAVRA, fundada neste ano e voltada para publicações de ONGs. BAGGIO tinha deficiência física, por seqüela de poliomielite. Entendeu, encarou o problema e se tornou grande ativista, fundando a ABRASPP (Associação Brasileira de Síndrome Pós-Poliomielite). Ele também foi secretário adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em São Paulo. Morreu nesta segunda-feira, aos 56 anos, vítima de complicações cardiorrespiratórias. Nasceu em 1955. 

Ala armador da INTERNACIONAL/SANTOS, da primeira divisão paulista, o norte-americano LAURENCE YOUNG morreu no domingo em hospital do litoral paulista devido a uma endocardite bacteriana que teve origem uma infecção bucal. Com 30 anos, YOUNG defendeu o CETAF/VILA VELHA na temporada 2006/2007, durante o Campeonato Nacional promovido pela Confederação Brasileira de Basquete. Depois, atuou pelo SÃO BERNARDO e pelo AMERICANA. A última partida do americano no Campeonato Paulista foi no dia 15 de outubro, contra o JACAREÍ. Ele anotou 20 pontos na derrota por 91 a 85.

THOMAZ BELLUCCI começou bem, mas assim como na maioria das últimas derrotas cedeu a virada para o americano ALEX BOGOMOLOV, 35º do mundo, na estréia no MASTERS DE PARIS. Foi a sétima derrota seguida do paulista BELLUCCI, 38º do mundo, desde o US OPEN. Destes últimos reveses, cinco ocorreram de virada.  

O epicentro da crise européia está agora na ITÁLIA, cujo risco país equivale ao de PORTUGAL e IRLANDA quando foram resgatados. A pressão é para que SÍLVIO BERLUSCONI dê lugar a um premiê que consiga aprovar medidas de austeridade. A ITÁLIA é a terceira maior economia da UNIÃO EUROPÉIA.

O cardiologista CONRAD ROBERT MURRAY foi considerado culpado pela morte do cantor MICHAEL JACKSON, em 2009. Condenado por homicídio culposo, sem intenção, ele poderá pegar até 4 anos de prisão.

Acabou hoje a identificação dos corpos das vítimas do vôo 447 da AIR FRANCE (RIO – PARIS), que caiu no Oceano Atlântico em 2009. Das 228 pessoas que estavam a bordo, 153 tiveram os restos retirados do oceano e 74 continuam no fundo do mar. Navios franceses e brasileiros enviados para o local poucas horas após o desastre já tinham ajudado a identificar os primeiros 50 corpos. Hoje, foram reconhecidas mais 103 vítimas.

Um britânico de 56 anos foi resgatado com vida depois de cair mais de 90 metros em uma montanha na INGLATERRA. O impacto foi reduzido, pois ele ficou preso em um arbusto. O homem estava fazendo uma caminhada com dois amigos quando caiu em um precipício. Segundo a equipe de resgate, que contava com 30 integrantes, o homem sofreu ferimentos no rosto e na coluna.

Começou hoje em PARIS o julgamento do venezuelano ILICH RAMÍREZ SÁNCHEZ, conhecido como CARLOS, o CHACAL. Desta vez ele foi acusado de envolvimento em quatro ataques terroristas na FRANÇA, que mataram 11 pessoas e deixaram outras 140 feridas, na década de 1980. O venezuelano de 62 anos foi um dos terroristas mais procurados do mundo durante a Guerra Fria. Ele se autodenominava um revolucionário de esquerda e já cumpre sentença de prisão perpétua pelo assassinado de três pessoas em 1975, quando seqüestrou 11 ministros de países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em nome da causa palestina. SÁNCHEZ foi capturado em 1994 no SUDÃO em uma operação de forças especiais francesas. Ele está sendo julgado em uma corte especial em PARIS para crimes terroristas e pode pegar uma segunda sentença de prisão perpétua, a mais severa da FRANÇA, que não admite pena de morte. O julgamento deve durar seis semanas. O venezuelano nega todas as acusações.  

Primeiro boxeador a nocautear MUHAMMAD ALI, em 1971, JOE FRAZIER conquistou seu lugar na história do boxe. SMOKIN JOE, como era conhecido, foi membro do Salão da Fama do Boxe, fundado em 1989 com o objetivo de preservar na história do esporte e os nomes dos maiores pugilistas de todos os tempos. O apelido veio da sua forma de movimentar no canto do ringue, comparado a um touro raivoso. O “combate do século”, contra ALI, deu a ele o título mundial dos pesos pesados, depois de uma vitória unânime ao final de 15 assaltos. FRAZIER nasceu em uma família de lavradores da CAROLINA DO SUL, em BEAUFORT, em 12 de janeiro de 1944, e foi descoberto ainda jovem, na FILADÉLFIA, pelo famoso manager YANCEY DURHAM. Como lutador amador, FRAZIER conquistou as famosas Luvas de Ouro por três anos consecutivos em 1962, 1963 e 1964, ano em que também ganhou o título olímpico dos pesados, em TÓQUIO. SMOKIN JOE tinha apenas 20 anos. Em 1974, MUHAMMAD ALI venceu a revanche, em 12 rounds, e também o último combate do confronto histórico, em 1975, em MANILA (FILIPINAS), em 14 assaltos. Com 110 quilos e 1metro85, FRAZIER se aposentou depois de perder para GEORGE FOREMAN, em 1976, e só voltou ao ringue uma única vez, em 1981, antes de abandonar o esporte completamente. Com isso, o saldo de carreira é de 32 vitórias (sendo 27 por nocaute), quatro derrotas e um empate. Suas únicas derrotas foram para ALI e para FOREMAN. Mesmo longe dos ringues, SMOKIN JOE continuou ligado ao esporte como dono de uma academia de boxe na FILADÉLFIA. Nos últimos anos, ele também era solista do grupo musical KNOCKOUTS. JOE FRAZIER morreu nesta segunda-feira, aos 67 anos, vítima de um câncer no fígado. O pugilista descobriu a doença no mês passado e se internou diversas vezes em um hospital da FILADÉLFIA. Na semana passada, sem esperanças de se curar, ele decidiu permanecer em um centro especializado, onde passou seus últimos dias. JOE FRAZIER deixa dois filhos, que também são lutadores. Seu sobrinho e a filha dele também entraram para o mundo dos ringues. Pela Internet, GEORGE FOREMAN manifestou o carinho que tinha pelo amigo> “Boa noite JOE. Eu te amo, querido amigo”, escreveu em sua página no TWITTER. 

2 012      :     -     QUARTA-FEIRA
Trabalhamos nessa manhã na compilação de acontecimentos de ontem em minhas memórias. Dois fatos principais merecem nossa atenção: as eleições nos ESTADOS UNIDOS e o julgamento da assassina do CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES, CARLA CEPOLLINA, que até agora está em liberdade, após seis anos do crime.
O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES telefona-me. Ele combina estar amanhã no MMDC, por volta das 14 horas. Iremos para a 3ª Companhia do 16º BPMM a fim de receber uma medalha. 
No caderno INTERNACIONAL de O ESTADO DE SÃO PAULO vamos encontrar: ELEIÇÃO AMERICANA: HORA DO VOTO
Estados-Chave impulsionam OBAMA, indicam projeções. De acordo com a rede CNN, presidente venceu na PENSILVÂNIA, MICHIGAN e WISCONSIN. OHIO: até a 1 hora de hoje, democrata liderava com folga em OHIO, segundo projeções. Eleição na FLÓRIDA era disputada voto a voto.
Os primeiros resultados das urnas nos EUA refletiam o equilíbrio da campanha presidencial e a polarização da política americana. Os primeiros votos do Colégio Eleitoral mostravam essa fragmentação. De acordo com as principais redes de TV dos EUA – NBC, CBS, e FOX NEWS – MITT ROMNEY tinha 153 votos. BARACK OBAMA, 158. A apuração na FLÓRIDA estava praticamente empatada, com os dois candidatos se alternando na liderança. Pesquisas de boca de urna e os primeiros números oficiais, no entanto, apontavam ligeira vantagem para o presidente. OBAMA venceu na PENSILVÂNIA, MICHIGAN e em VISCONSIN e estava adiante em OHIO, COLORADO e NEW HAMPSHIRE, o que seria mais do que suficiente para garantir sua vitória. O vencedor da eleição, ainda indefinido até o início da madrugada de ontem, seja OBAMA ou ROMNEY, deve ter muita dificuldade para lidar com uma Câmara de Deputados, de maioria republicana, e um Senado, provavelmente, dominado pelos democratas. Ontem, com as pesquisas mostrando uma disputa apertada, os dois candidatos buscaram votos até o último momento nos setes Estados onde a eleição permanecia indefinida. No início da madrugada, o presidente OBAMA aguardava os resultados em CHICAGO, seu reduto eleitoral. ROMNEY viajou para BOSTON, em MASSACHUSETTS, Estado do qual foi governador de 2003 a 2007.

O TENENTE SAMUEL, do 12º BPMM, fez um bom trabalho. Ele colocou no YOU TUBE um cript de pouco mais de oito minutos sobre a Missa de FINADOS, rezada pelo PADRE JUAREZ DE CASTRO no Monumento Mausoléu. O GENERAL FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO escreve uma crônica que mexe com os nossos brios:
MEUS SOLDADOS ESTÃO MORRENDO. Doc. 239 – 201
Acompanho, pela TV, a morte de meus soldados da também, querida Polícia Militar de São Paulo, que tive a honra de comandar, por mais de três anos. Morrem no cumprimento do Dever e os ladrões protegidos por leis fracas, frouxas e que defendem bandidos. Assaltam o País e estão passeando, dando entrevistas e os soldados morrendo. Bandidos com Folha Corrida, extensa e de longa "metragem", soltos e os direitos humanos defendendo-os, no caso de serem molestados por qualquer um policial. Muita gente pergunta-me: General, há solução? E a minha resposta tem sido lacônica e monossilábica - SIM; de uma simplicidade gritante. Para B C (BANDIDO CRIMINOSO) - Cadeia, com eterno repouso. Para BL (BANDIDO LADRÃO) - XILINDRÓ TODA A VIDA É A MELHOR SOLUÇÃO; assim, a Polícia ficaria livre de prender possíveis novos bandidos.
Mas, enquanto tivermos pena de canalhas, bandidos e de larápios, estaremos, como,já estamos, perdidos e meus soldados morrendo e ainda, sendo odiado pela sociedade. O governo federal querendo ser bonzinho oferece ajuda ao governo de SP. O Ministro da Justiça aparece nas telas e diz que pode ajudar-nos e fico a pensar que de fato poderia, se ele não tivesse esquecido da sindicância que o PT mandou instaurar ( feito por ELE E Hélio Bicudo) e que ficaram provados os roubos, nos cofres públicos, realizados pelo dono da casa em que o Ex- Presidente morava de graça. Seria um ladrão a menos. (caso de Tarso Venceslau). É preciso, também, acabar com a idéia de que, só bandido, mora em favela. Não . . . e NÃO. Há gente digna e muito digna, lá, habitando e ganhando o seu dinheiro, honestamente, com o labor de seu suor. Na verdade, ali, pode existir alguns bandidos, mas há muito mais perigosos, todos engravatados e enfatiotados, no mais rigoroso capricho da sociedade, SÃO AQUELES QUE ROUBAM DINHEIRO PÚBLICO, CASO PRESOS SERVERIAM DE EXEMPLOS.
O SENADOR MÁRIO COUTO gritou aos quatro ventos que, no Senado, há muito ladrão e QUE O STF FIZESSE UMA “LIMPEZA” NO Congresso. (Folha de SP, 31 de out 2012”). Voltou à tribuna do Senado para reafirmar e queria saber quem teria coragem de tirá-lo de lá, (Diário do Nordeste 1 nov 2012). É por isso que estão morrendo meus policiais, nas ruas do Brasil "Velho de Guerra".
É ladrão solto, de todo tipo – MENSALÃO (parece que irão pra cadeia), CACHOEIRA ( todos com o rabo preso ) e A DELTA livre e fagueira – no SENADO, ladrão solto,conforme, Sen Mário Couto), a escorrer pelo "ladrão" e soldado morrendo para defender uma sociedade que aceita corruptos e bandidos recebendo mais de R$800,00 como "bolsa-presidio" e o Soldado morto pelo bandido deixando a viúva e sua prole, na desgraça da fome? PODE?
CHEGAMOS AO FIM DOS TEMPOS ! ! ! OH TEMPORA| ! ! ! OH MORES O condenado Genoino irá assumir uma cadeira de deputado federal após sua recentíssima condenação pela Suprema Corte Federal. Oh gente de sorte, meu bom Deus . . . . Como pode?! O irmão que teve um funcionário de confiança flagrado pela polícia, com a cueca estufada de dólares, vindo . . . sabe Deus de onde . . . .e como castigo pelo seu ato criminoso recebe o prêmio de um mandato de quatro anos, como deputado federal, eleito legitima e soberanamente ´pela vontade soberana de uma parcela do eleitorado cearense . . . . OH TEMPORA! ! ! OH MORES ! ! ! Quando chegará o Processo ao STF? Chegará? Ninguém descobre a origem do dinheiro? Foi de venda de verdura como diz o portador da cueca? SERÁ QUE MÁRIO COUTO VAI SER JULGADO PELA MESA DO SENADO? MORRE MEU SOLDADO NO CAMPO DA HONRA, POIS, SEM HONRA NÃO SOMOS NADA.  “A HONRA É O PRÊMIO DA VIRTUDE”. “HONOS PRAEMIUM VIRTUTIS” CÍCERO.
EM CONTINÊNCIA AOS MEUS SOLDADOS QUE MORRERAM NA DEFESA DA SOCIEDADE.
No meu tempo foram 115 mortos! PATRIOTAS, SENTIDO! EM FUNERAL, APRESENTAR ARMAS! ESTAMOS VIVOS! GRUPO GUARARAPES! PERSONALIDADE JURÍDICA sob reg. Nº12 58 93. Cartório do 1º Registro de Títulos e Documentos, em Fortaleza. Somos 1.828civis – 48 da Marinha - 477 do Exército – 51 da Aeronáutica; TOTAL 2.404 RP: batistapinheiro30@yahoo.com.br. 8 DE OUT. 2012 GENERAL REFORMADO FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO COORDENADOR DO GRUPO GUARARAPES REPASSEM AMIGOS!

Nesta tarde recebemos a lista das 32 medalhas que serão entregues pelo NÚCLEO “MMDC-LESTE” no próximo sábado, dia 10, no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA. Também recebo um telefonema do MAJOR PM WALTER, da zona norte, dizendo que está vindo um portador para entregar 35 solicitações de oficiais e praças que querem se associar ao MMDC. Está marcada uma solenidade no 5º BPMM em 7 de dezembro. AMADO RÚBIO está conosco nesta tarde. Ele visitou a mãe da doutora MARIA LÚCIA CAMARGO, internada no SEPACO. Diz que seu estado de saúde não é bom. O AMADO foi buscar dois vídeos na Diretoria de Ensino e Cultura, bem como o diploma meu da Medalha “PAUL BALAGNY”. Somente temos a agradecer ao AMADO toda essa gentileza e amor pela Sociedade. MARINEI está elaborando o roteiro de entrega de medalhas para 10 de novembro. O SARGENTO GEORGE deverá ser o mestre de cerimônia nessa tarde, uma vez que o MARKUS RUNK está impedido de lá comparecer e o CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS acha melhor deixar essa incumbência para o GEORGE, nomeado 2º Secretário da Diretoria Executiva.
Já em casa, tenho duas notícias. Uma extremamente desagradável: os jurados do caso CARLA CEPOLLINA absolvem essa mulher e o promotor diz que não irá recorrer. A outra notícia já era esperada: BARACK OBAMA vence as eleições nos ESTADOS UNIDOS.

CARLA CEPOLLINA, de 47 anos, foi absolvida hoje pelo assassinato do CORONEL UBIRATAN GUIMARÃES, ocorrido em setembro de 2006. Na sala secreta, os jurados decidiram, em cerca de 20 minutos, que a então namorada do mandante do massacre do CARANDIRU não foi responsável por sua morte. Às 19:30 horas, CARLA saiu livre do Fórum da BARRA FUNDA, na zona oeste de SÃO PAULO, no terceiro dia de julgamento. Emocionada, disse que a justiça havia sido feita e vai recomeçar a vida. A acusação não confirmou se vai entrar com recurso para mudar o resultado. O promotor JOÃO CARLOS CALSAVARA negou a possibilidade, mas o assistente da acusação, VICENTE CASCIONE, informou que vai pensar a respeito. Para o promotor, os jurados não avaliaram a responsabilidade de CARLA no crime. “A ré foi absolvida porque não foi ela quem foi julgada hoje. Foi julgado o CORONEL UBIRATAN, a Polícia Militar, a violência que corre nas nossas ruas”. Ao explicar por que não vai recorrer, o promotor afirmou: “Entendo que esse é o momento da vida no País, é o momento da impunidade. A sociedade quer isso. O coronel é um homem estigmatizado, é um ícone de uma década”. Para CASCIONE, os jurados tinham o resultado em mente desde o começo, por isso as provas não foram suficientes para condená-la. Amigo da família, foi ele quem deu a notícia da absolvição aos dois filhos do coronel  que estavam no fórum, mas não no plenário no momento em que foi lida a sentença. Segundo o assistente da acusação, os filhos receberam a absolvição em prantos. Ao contraio do que disseram na segunda-feira, quando começou o júri de CARLA, CALSAVARA e CASCIONE consideram que a presença de LILIANA PRIZIVALLI, mãe e advogada da ré, colaborou para o resultado. Para a acusação, o episódio CARANDIRU também exerceu papel fundamental no julgamento. “Há pessoas que podem pensar que ele merecia morrer”, ressaltou CASCIONE. O assistente da defesa, EUGÊNIO MALAVASI, discorda. Para ele, não foi o CARANDIRU ou a presença de LILIANA no plenário, mas a falta de provas que pudessem convencer os jurados de que CARLA apertou o gatilho – o coronel morreu com um tiro no abdômen, em setembro de 2006, aos 63 anos. Ao fim do júri, MALAVASI considerou a vitória “gloriosa”. Aos jornalistas, CARLA disse que se fez justiça. “Estou feliz porque foi feita justiça após seis anos, mas estou triste porque o assassino de UBIRATAN continua solto. Agora, posso retornar à vida do zero”. Tranqüila durante toda a fase de debates, a ré recebeu a notícia da absolvição sem manifestar emoção. Em pé, olhou para sua mãe, que fez o sinal da cruz quando ouviu a sentença, para a irmã, PAULA, que estava na platéia, e para MALAVASI. CARLA esperou o juiz declarar o júri encerrado para abrir o sorriso e começar a abraçar parentes e amigos. Os filhos de UBIRATAN deixaram o fórum sem se manifestar.
A indefinição sobre o horário da morte foi crucial para o resultado. O exame necroscópico feito por volta das 5 horas de segunda-feira, dia 11 de setembro de 2006, indicou que o assassinato ocorreu 18 horas antes, ou mais. O cálculo aponta para domingo de manhã e não sábado à noite, como argumentou a defesa. Nesse dia e horário, CARLA não estava no apartamento. As chances de absolvição aumentaram após a explanação de EUGÊNIO MALAVASI. O advogado teve apenas meia hora para convencer os jurados de que a acusação não tinha provas contra a ré – a primeira hora foi usada por LILIANA PRINZIVALLI. O pouco tempo o levou a subir o tom de voz. Aos gritos, chamou a atenção dos jurados para as falhas da perícia. A convicção e o espetáculo de voz promovido por MALAVASI fez a acusação se movimentar. Se durante a explanação de LILIANA PRINZIVALLI o promotor e o assistente permaneceram calmos e confiantes, os 30 minutos finais usados pelo defensor fizeram ambos correrem para programar nova apresentação. Pediram réplica, dando a CARLA sua primeira – e definitiva – vitória no julgamento.  

Foi um  passeio. Com autoridade e um jogo vistoso, o SÃO PAULO atropelou a UNIVERSIDAD DE CHILE por 5 a 0 e se classificou para a semifinal da COPA SUL-AMERICANA. Agora espera os outros confrontos para saber quem será o seu rival da próxima fase. Caso o GRÊMIO leve a melhor contra o MILIONÁRIOS na semana que vem, o TRICOLOR paulista fará o duelo com os gaúchos por uma vaga na decisão.

NOVAK DJOKOVIC e ANDY MURRAY escreveram hoje mais um capítulo da rivalidade entre eles, que é cada vez maior – embora o sérvio e o escocês sejam amigos. Pela fase de classificação do ATP FINALS, em LONDRES, DJOKOVIC derrotou MURRAY por 2 sets a 1. Chegou à sua décima vitória em 17 partidas contra o seu amigo e rival.   

Pelo menos sete pessoas foram mortas entre a noite de ontem e a madrugada de hoje na GRANDE SÃO PAULO. Outras três foram baleadas, entre elas um delegado de Polícia Civil e um guarda-civil de COTIA. Em ITAQUERA, na zona leste, LEONARDO DA SILVA, de 19 anos, e VICTOR MARTINS, de 25, foram assassinados por quatro homens encapuzados em duas motos por volta das 23:30 horas de ontem. “Estávamos conversando na rua quando eles chegaram atirando sem dizer nada”, disse um sobrevivente. “Não deu um minuto, duas viaturas da Força Tática apareceram e recolheram os corpos e as cápsulas do chão”, contou a testemunha. Também na zona leste, o delegado DIOGO DIAS ZAMUT JÚNIOR foi baleado no ombro por criminosos após deixar uma agência bancária em seu carro, perto do VIADUTO ARICANDUVA. De acordo com ele, os criminosos não anunciaram o assalto. Na troca de tiros, ele feriu um bandido e conseguiu fugir na contramão. Na FREGUESIA DO Ó, zona norte, um homem não identificado também foi morto. Na GRANDE SÃO PAULO, houve mais ataques. Em COTIA, por volta das 19 horas, um guarda-civil foi baleado de raspão na cabeça. Mesmo com a OPERAÇAO SATURAÇÃO em GUARULHOS, o adolescente ALEX CORDEIRO DE LIMA, de 16 anos, morreu após ser baleado nas costas e no peito por desconhecidos.

A Justiça determinou hoje que dois integrantes do PCC cumpram pena em Regime Disciplinar Diferenciado no Centro de Readaptação Penitenciária DOUTOR ISMAEL PEDROSA de PRESIDENTE BERNARDES, no oeste paulista. Um terceiro detento, ROBERTO SORIANO, conhecido como BETINHO TIRIÇA, que já ficou 180 dias no RDD, vai ter o cumprimento da pena renovado nesse regime por mais 180 dias. TIRIÇA é um dos suspeitos de ordenar os ataques a policiais militares. Uma carta supostamente escrita por ele foi apreendida pelo Ministério Público Estadual no começo deste ano. Nela, ela determinava vingança contra um policial acusado de matar um integrante do PCC. Apesar de ter capacidade para 160 detentos, mesmo depois dos ataques a policiais que se intensificaram no segundo semestre deste ano, o FDD de PRESIDENTE BERNARDES tem 38 presos. O endurecimento do regime de cumprimento da pena foi pedido após uma operação da Polícia Federal, em maio deste ano, em MATO GROSSO e SÃO PAULO, feita para prender uma quadrilha envolvida com o tráfico internacional de drogas. As provas foram compartilhadas com o MPE, que entrou com o pedido. Amanhã, FRANCISCO ANTÔNIO CESÁRIO DA SILVA, o PIAUÍ, acusado de liderar o tráfico em PARAISÓPOLIS, será transferido para a Penitenciária Federal de PORTO VELHO.

Entre as mensagens que recebo nesta noite está a da IVETE GUERRA:
IVETE GUERRA, filha de dona DEOLINDA, sobrinha da LUCINDA, manda-me a resposta de um e-mail onde eu a cumprimentava pelo primeiro aniversário da JÚLIA, sua neta.
Olá Sr. Ventura, tudo bem?
Fiquei muito feliz com a lembrança.
A Júlia completou um aninho. É mais uma alegria em nossas vidas.
Muito obrigada!
A GRANDE FAMÍLIA aumentou...rsrs
Nasceu a Rebeca dia 22.10.2012. É a netinha da Célia, filha da Ariane. Graças a Deus, está tudo bem com elas.
E...para o próximo ano de 2013 vai vir mais dois bisnetos para a minha mãe..rs
Desta vez quem vai ser avô novamente é o Roberto.
A Débora, sua filha terá uma menina.
O Davi, seu filho...ainda não sabemos o sexo do bebê.
Acho que por enquanto é só de bebês...rsrs
Mais uma vez muito obrigada pela lembrança.
Fiquem todos com Deus, um abraço!
Ivete
Mario Ventura celmario@gmail.com
23:06
ESTIMADA IVETE
Vou transmitir para a LUCINDA. Ela ficará contente com essas notícias.
Um grande abraço a todos.

Na deflagrada disputa por cargos no novo governo, o prefeito eleito de SÃO PAULO, FERNANDO HADDAD (PT), vê se repetir na transição um embate interno no PT que permeou sua campanha desde o início, quando era montado o núcleo que pilotaria o barco ao longo do ano. Nela, opõem-se de um lado os principais setores da CONSTRUÍNDO UM NOVO BRASIL (CNB), corrente majoritária no partido em nível nacional, e de outro o PT municipal, onde a CNB se configura apenas como a terceira força. A queda de braço começou logo em janeiro, quando HADDAD deixou o Ministério da Educação e se fixou em SÃO PAULO para dar início aos trabalhos da pré-campanha. À época, a CNB pressionava para que um de seus quadros dividisse a coordenação da campanha com o presidente do PT municipal, ANTÔNIO DONATO, fazendo uma dobradinha com tradição no partido; a de que a composição fosse parietária, em que cada função dividida por um membro da campanha e um do diretório. Três nomes da principal corrente chegaram a ser ventilados para ocupar o cargo de coordenador-geral: o dos deputados federais RICARDO BERZOINI, JOSÉ DE FILIPPI e VICENTE CÂNDIDO. BERZOINI e FILIPPI declinaram. Eles acabaram em posição de destaque, mas não no primeiro escalão. Tornaram-se ambos coordenadores do programa do governo. Veio a crise envolvendo a aproximação com o prefeito GILBERTO KASSAB (PSD), que conversara com o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sobre a possibilidade de ingressar na chapa de HADDAD. O bloco de LULA – a CNB à frente – fazia força para que sim; a coordenação da pré-campanha, então pilotada pelos vereadores DONATO, JOSÉ AMÉRICO e CHICO MACENA, empurrava na direção contrária – mais alinhado nesse caso com seus coordenadores do que com LULA, HADDAD torcia para que não. JOSÉ SERRA (PSDB) decidiu sair candidato e tirou KASSAB da órbita petista. Resolvia-se um impasse, mas nascia outra disputa de teses. Com HADDAD patinando na casa dos 3%, o grupo que antes tentava atrair o prefeito para a chapa petista começou a advogar a necessidade de diálogo com os setores médios e conservadores da capital, sobretudo com as igrejas, que KASSAB prometera anteriormente trazer consigo. O núcleo duro da campanha, apoiado por outras partes do PT municipal, fez vistas grossas aos apelos. Durante todo o tempo, HADDAD esteve mais alinhado com a direção de sua campanha, mas não deu um passo sem consultar LULA. Agora, na transição, tenta repetir a presidente DILMA ROUSSEFF. Preserva-se de parte das pressões e diminui a barganha de petistas e aliados. Deve montar um secretariado que mescle os diversos pleitos que lhe chegam: da CNB, do PT municipal, de LULA e dos aliados.

CARLOS EDUARDO SUNDFELD NUNES, de 26 anos, o CADU, assassino confesso do cartunista GLAUCO VILLAS BOAS e do filho dele, RAONI, em 2010 em OSASCO, na GRANDE SÃO PAULO, está internado em uma clínica psiquiátrica de GOIÂNIA desde 23 de outubro. As despesas são pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). CADU estava em um manicômio judiciário próximo a CURITIBA. “Ele chegou como paciente comum e não está cumprindo pena”, disse hoje, por telefone, a assistente social ELNA MARY NUENS, do Hospital Clínica de Repouso de GOIÂNIA. ELNA explicou que CADU não chegou escoltado ao hospital. O rapaz recebe medicamentos e não está sob vigilância armada. “Ele poderá receber alta e deixar o hospital a qualquer momento e ficar sob a guarda do pai”, disse MARCOS MARCEL LARA, assistente da juíza da Vara de Execuções Penais, que cuida do caso. “Como é paciente em medida de segurança, ele não precisará ficar dentro da clínica durante 24 horas”, acrescentou. CARLOS GRECHI NUNES, pai de CADU, mora em GOIÂNIA. “Ele só voltará para o hospital após a alta médica, em caso de surto, por exemplo, ou por determinação da juíza”, ressaltou MARCEL LARA. Procurado em sua empresa em GOIÂNIA, o pai de CADU não quis dar entrevista.

O ex-policial civil MARCOS APARECIDO DOS SANTOS, o BOLA, foi absolvido hoje por júri popular do assassinato de um carcereiro em 2000. Mas BOLA continuou na cadeia porque enfrentará outro julgamento no dia 19 – ele responde pelo assassinato e ocultação de cadáver de ELIZA SAMÚDIO, ex-amante do ex-goleiro BRUNO FERNANDES, também acusado pelo crime. O júri sobre o caso ELIZA também ocorrerá no Fórum de CONTAGEM – MINAS GERAIS.     

A presidente DILMA ROUSSEFF afirmou hoje, ao abrir oficialmente a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, em BRASÍLIA, que o combate ao malfeito não pode ser usado para atacar a credibilidade da ação política. Ela também defendeu a liberdade de expressão, ao afirmar que “é sempre preferível o ruído da imprensa ao silêncio tumular das ditaduras”.

Pressionado pelo passivo de promessas de 2008 não cumpridas e com o Congresso dividido, o presidente reeleito BARACK OBAMA chamou os opositores republicanos para diálogo. E o primeiro teste de conciliação ocorrerá antes mesmo da posse no segundo mandato, em 20 de janeiro. Sem acordo com a maioria opositora na Câmara, o impasse em torno do ajuste nas contas públicas poderá levar o país à suspensão dos pagamentos de despesas correntes e da dívida federal já em 1º de janeiro. Os desafios do democrata continuam os mesmos do primeiro mandato: criar empregos, equilibrar o orçamento e equacionar o déficit público. A reeleição de OBAMA agrada ao governo brasileiro, que tem maior apreço pelo governo democrata.

O Partido Comunista da CHINA inicia amanhã o congresso que definirá a maior troca de seus líderes em uma década sob a sombra de dois megaescândalos de corrupção, que colocaram o combate a irregularidades entre os principais temas que serão discutidos pelos 2.268 delegados que se reunirão em PEQUIM por uma semana. O porta-voz do congresso, CAI MINGZHAO, disse hoje que os casos de BO XILAI, ex-dirigente de CHONGQING e de LU ZHIJUN, ex-ministro das Ferrovias, são exemplos de corrupção “severa” envolvendo integrantes da cúpula do partido. Segundo ele, as lições aprendidas em ambos os casos foram “extremamente profundas”. O desafio diante da organização é limitar a ação de seus dirigentes em um sistema não democrático, no qual não há eleições, imprensa livre ou Judiciário independente. BO XILAI era forte candidato a ocupar uma das vagas no órgão máximo de comando da CHINA, o Comitê Permanente do Politburo, que deve ter sua composição reduzida de nove a sete membros durante o congresso. A ascensão de BO XILAI foi interrompida em fevereiro, quando seu ex-braço direito se refugiou no consulado dos EUA e acusou sua mulher, GU KAILAI, de assassinar o empresário britânico NEIL HEYWOOD, em novembro. Detido desde março, o ex-dirigentes de CONGQING será julgado sob acusação de corrupção e abuso de poder, em data a ser definida. LIU ZHIJUN foi ministro das Ferrovias por oito anos, durante os quais comandou o bilionário processo de construção de trens rápidos chineses. Afastado do cargo em fevereiro de 2011, ele é suspeito de receber pelo menos 800 milhões de yuans (260 milhões de reais) em propinas.

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu hoje a GUATEMALA. Ao menos 48 pessoas morreram e várias ficaram feridas em razão do desmoronamento de residências no norte do país. O governo local declarou estado de emergência. Foi o pior tremor a atingir o país centro-americano em 36 anos. O terremoto foi sentido também em EL SALVADOR e no MÉXICO, onde houve esvaziamento de edifícios, mas sem registro de danos materiais ou vítimas. O epicentro do terremoto foi registrado no OCEANO PACÍFICO a 24 km a sudoeste do povoado portuário de CHAMPERICO. O presidente guatemalteco, OTTO PÉREZ MOLINA, declarou alerta vermelho em todo o território do país.   - 

7 DE NOVEMBRO DE 2013     :       -      QUINTA-FEIRA
Mais um dia bastante desagradável neste mês de novembro. Trabalho no computador até mais de 11 horas, após levantar depois das 8:30 horas. Hoje eu dispensei a MARINEI para ir até ARARAQUARA, onde estuda o seu filho LUCAS. Ela quer fazer surpresa a ele, que hoje está completando dezoito anos. Vou permanecer no MMDC sozinho, sem grandes atividades. Apenas recebo a visita do WILLIAM MASCARENHAS e do CRISTIANO.
O CABO PM ANTÔNIO CARLOS SOARES, presidente do 18º Núcleo de Correspondência “ESCOTEIRO ALDO CHIORATTO”, marca a data de 4 de dezembro para entregar o Diploma de Honra ao Mérito “INOCÊNCIA, CORAGEM E CIVISMO”. Esse diploma faz referência ao patrono do Núcleo, o menino ALDO CHIORATTO, campineiro, escoteiro e mensageiro do Exército Constitucionalista que faleceu no exercício de sua função, deixando a todos um legado de inocência, coragem e civismo.
A entrega do Diploma dar-se-á no Colégio da Polícia Militar, sito à Rua SÃO LUÍS DO PARAITINGA, 1302, JARDIM DO TREVO – CAMPINAS.
Já em casa. Telefona-me o acadêmico SIDNEI LOBO PEDROSO, colocando-me a par de alguns acontecimentos em torno do JÚRI SIMULADO do processo MMDC-1932. Quer a minha colaboração amanhã, para irmos entregar alguns ofícios do evento marcado para o dia 3 de dezembro.  

O corpo do ator e comediante JORGÉ DÓRIA, que morreu ontem em decorrência de complicações cardiorrespiratórias e renais, foi enterrado nesta tarde no Cemitério do CAJU, na zona portuária do RIO DE JANEIRO.
Desde as 11 horas, DÓRIA foi velado no local. Parente e amigos deram o último adeus ao ator, um dos mestres do humor no país. “Ele era meu grande amigo, companheiro, me ensinou tudo na vida nesses 30 anos de convivência”, disse a mulher do ator, ISABEL GASPARIN.
Colegas de trabalho também se despediram dele. “Ele tentou de todos os jeitos voltar à TV, mas, infelizmente, não deu. Ia da comédia ao drama com muito facilidade”, disse NUNO LEAL MAIA.
JORGE DÓRIA estava afastado do trabalho desde 2005, quando sofreu um acidente vascular cerebral. Com sucessos no cinema, nos palcos e na TV, encerrou sua trajetória profissional no humorístico “ZORRA TOTAL”, da TV GLOBO.

A ex-BBB MARIA MELILO deve receber alta médica no domingo, dia 10, segundo a sua assessoria de imprensa. A atriz, que passou por uma cirurgia de 10 horas para a retirada de tumores no fígado, no dia 4, está internada no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, onde se recupera do procedimento cirúrgico. Hoje, MARIA foi fotografada fazendo exercícios físicos com um enfermeiro nos corredores do centro médico. “Esta doença tem contribuído para minha evolução como ser humano”, afirmou ela, que dará prosseguimento ao tratamento. Ontem, a ganhadora do “BBB 11” relacionou o câncer contra o qual luta ao uso de anabolizantes. Ela ainda postou a foto ao lado do namorado, SERGINHO MORAES.

BETTY FARIA foi assaltada ontem à noite, no RIO. A veterana contou em seu TWITTER que estava parada no congestionamento dentro do túnel RAFAEL MASCARENHAS, na zona sul, quando foi surpreendida por dois motoqueiros. Eles quebraram o vidro do automóvel da atriz e levaram a sua bolsa. BETTY está afastada das novelas desde o fim de “AVENIDA BRASIL”.

O auditor fiscal RONILSON BEZERRA RODRIGUES, preso acusado de integrar o grupo de servidores da Prefeitura que cobrava propina de construtoras, disse em gravação telefônica feita com autorização judicial que o ex-prefeito GILBERTO KASSAB sabia do esquema de corrupção. KASSAB negou a acusação e afirmou que se trata de tentativa de envolver sua imagem. A afirmação de RONILSON foi feita em 18 de setembro, em telefonema a PAULA SAYURI NAGAMATI, ex-chefe de gabinete da Secretaria de Finanças de KASSAB. RONILSON reclamava de ter sido chamado pela Controladoria Geral do Município a prestar esclarecimentos sobre a evolução de seu patrimônio.
“É um absurdo. PAULA, tinha de chamar o secretário e o prefeito também, você não acha? Chama o secretário e o prefeito que (sic) eu trabalhei. Eles tinham ciência de tudo”, afirma RONILSON na gravação apresentada hoje pelo “JORNAL NACIONAL”, da TV GLOBO.
KASSAB disse à emissora que essa atitude tem “objetivo escuso”, exclusivamente para atingir a imagem e a honra dele. Ele lembrou que a investigação preliminar do esquema de propina começou em setembro de 2012. O telejornal também mostrou gravações feitas pelo fiscal LUÍS ALEXANDRE MAGALHÃES de conversa com RONILSON e o fiscal CARLOS AUGUSTO DE LALLO, todos envolvidos no esquema. Ele diz “Eu não estava nessa sozinho (...) Eu levo a secretaria inteira. Eu te dei muito dinheiro”. RONILSON responde: “Você sabe por que você me deu dinheiro? Porque eu te deixei lá”. LUÍS afirma: “Então está todo mundo junto”.
O diretório municipal do PSDB divulgou nota pedindo o afastamento do secretário municipal do Governo, ANTÔNIO DONATO, que “teria recebido dinheiro, para campanha eleitoral, de fiscais acusados de armar esquema de corrupção”.

A Prefeitura de SÃO PAULO não conseguiu derrubar hoje a liminar que suspende os efeitos da lei que reajusta o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU – em 2014. O juiz EMÍLIO MIGLIANO NETO, da 7ª Vara da Fazenda Pública, negou o recurso do prefeito FERNANDO HADDAD para que o magistrado reconsiderasse a decisão dada na terça-feira e confirmada ontem, quarta-feira após a lei ser sancionada.
No despacho de hoje, MIGLIANO NETO reafirma que a aprovação do projeto na Câmara foi de forma acelerada para beneficiar a Prefeitura. Assim como já tinha feito o promotor de Habitação e Urbanismo, MAURÍCIO ANTÔNIO RIBEIRO LOPES, o juiz também fez duras críticas à decisão de HADDAD de promulgar a lei horas depois de a Justiça ter dito que o processo de votação e aprovação era ilegal e o reajuste não poderia ser repassado aos contribuintes. Caberá à Procuradoria do Município recorrer agora ao Tribunal de Justiça para tentar derrubar a liminar. Caso sofra nova derrota, ainda há possibilidades de recursos ao Superior Tribunal de Justiça e, por fim, no Supremo Tribunal Federal. O tempo, porém, corre contra HADDAD. Para aumentar o valor do IPTU em 2014, ele precisa aprovar o projeto novamente na Câmara até 31 de dezembro. Caso insista na briga no Judiciário e sofra novas derrotas, esse prazo fica ainda mais apertado.   

A dona de casa ODETE HOFFMAN, de 88 anos, que ficou conhecida no país depois de reagir a um assalto em sua residência e matar o ladrão, morreu em um incêndio, hoje, em CAXIAS DO SUL (RS). ODETE estava sozinha em casa. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 2 horas para combater o fogo no apartamento do terceiro andar, o último do prédio. Familiares da idosa relataram à polícia que acreditam que uma vela acesa provocou o incêndio.

O comandante da Polícia Militar da BAHIA, CORONEL PM ALFREDO CASTRO, foi assaltado quando corria no calçadão da PRAIA DA BOCA DO RIO, em SALVADOR. O assalto ocorreu na manhã de ontem, mas só foi confirmado hoje pela polícia do Estado. Segundo a assessoria de comunicação da PM, o comandante caminhava sozinho falando ao celular quando o bandido arrancou o aparelho de sua mão e fugiu de bicicleta. O coronel não se feriu na ação. O ladrão não foi localizado.

Os duques de CAMBRIDGE, WILLIAM e KATE, surpreenderam a todos hoje ao se unirem aos voluntários do DIA DO ARMISTÍCIO em um passeio de ônibus pela capital britânica. Do próximo sábado, dia 9, até a próxima segunda-feira, dia 11, quando o país recorda o Armistício da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918), os britânicos costumam levar na lapela o simbólico POPPY, um pequeno broche vermelho em forma de papoula usado para reverenciar os ex-combatentes mortos.

Daqui a uma semana, no dia 15 de novembro, SÃO FRANCISCO, na CALIFÓRNIA, vai virar GOTHAM CITY, a cidade do BATMAN, para que o pequeno MILES possa combater o crime e salvar a população do perigo. O garoto, de apenas 5 anos, luta contra uma leucemia e tem o sonho de ser o super-herói por um dia. Ele terá seu desejo realizado pela FUNDAÇÃO MAKE A WISH (faça um pedido, em português), ONG que realiza os pedidos de crianças doentes. Mas a solicitação de MILES surpreendeu a fundação. O roteiro do garoto no grande dia já está traçado. Pela manhã, ele vai salvar uma donzela amarrada na linha de trem. Antes do almoço, a tarefa é enfrentar o CHARADA. Depois, ele vai receber uma mensagem especial do chefe de polícia e terá de salvar o mascote da cidade, LOU SEAL, que terá sido seqüestrado pelo PINGUIM. Por fim, às 14 horas, o prefeito de SÃO FRANCISCO, ED LEE, vai receber MILES e dar a chave de “GOTHAM CITY” para o garoto.

O PAPA FRANCISCO emocionou o público da audiência geral na PRAÇA DE SÃO PEDRO, na quarta-feira, ontem, ao consolar um enfermo. A foto provocou repercussão nas redes sociais. Antes, ele recebeu, na CASA SANTA MARTA, uma menina de um ano e meio também bastante doente e pediu que os fiéis orassem por ela. Quando percorre a multidão de papamóvel, o PAPA tem mostrado preferência para saudar crianças e doentes.

ISRAEL afirmou, hoje, não ter envenenado YASSER ARAFAT, em resposta ao anúncio feito pela viúva do líder palestino de que testes realizados na SUIÇA provaram que ele morreu de envenenamento radioativo por polônio em 2004. A liderança palestina estava sendo pressionada a acionar a Justiça Internacional pela morte de YASSER ARAFAT após a publicação do relatório médico. As causas da morte de ARAFAT nunca foram elucidadas.           

7 DE NOVEMBRO DE 2014     :    -     SEXTA-FEIRA
Por volta das 6 horas, o PM HIPÓLITO, da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, vem me buscar de viatura para me levar até PIRITUBA. Ali encontro o CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ e o seu Sub-Cmt, TENENTE-CORONEL PM ARI, tensos, preocupadíssimos com a formatura da tropa. É que, por volta da meia-noite, o CABO PM AMÉRICO deu um tiro na altura do coração, pondo fim à vida, dentro do alojamento da ESSds. Esse gesto tresloucado cria uma situação difícil para o comandante. Mas se decide que a homenagem ao oficial de DALLAS, MICHAEL, irá se realizar. WILLIAM MASCARENHAS, fardado com o uniforme de soldado de 32, vem nos prestigiar.
A tropa formada pelos alunos soldados é comandada pelo MAJOR PM ÉDSON GONÇALVES. Por deferência do Cmt, permite  que façamos companhia a ele na passagem em revista à tropa.
Em seguida, vamos prestar continência ao hasteamento das bandeiras dos ESTADOS UNIDOS e do BRASIL, que estão juntas no mastro.
É cantado pelos alunos soldados o Hino dos ESTADOS UNIDOS, para emoção do MICHAEL, que chega às lágrimas.
Vamos condecorar o MICHAEL com o COLAR DA VITÓRIA alusivo aos 80 anos do Movimento Constitucionalista de 1932.
O CORONEL PM MAURÍCIO faz um comovente discurso, dirigido especialmente aos alunos soldados. Enaltece a figura do CABO PM AMÉRICO e tenta explicar as contingências da vida humana, no contexto da Escola Superior de Soldados. É muito feliz na sua explanação. Ele vive, desde as 2 horas da madrugada, todo esse episódio trágico ocorrido hoje. O CABO PM AMÉRICO perdeu seus pais muito cedo; teve um casamento frustrado, originando uma criança; outra mulher surgiu na sua vida, gerando mais um filho, mas também houve a separação. Agora, com 17 anos de serviço, com 40 anos, enamora-se de uma moça de 20 anos, que está fazendo o curso na Escola de Soldados. Nova separação e aí o cabo não aguentou e suicidou-se.
Garboso desfile vai encerrar a solenidade militar. Vamos levar MICHAEL à ACADEMIA MILITAR DO BARRO BRANCO. Os alunos oficiais do terceiro ano estão eufóricos. Serão declarados ASPIRANTES A OFICIAL em 15 de novembro. Conversamos com o CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, Comandante da APMBB e com vários oficiais que ali servem.
A viatura nos conduz até o MMDC. No caminho, o WILLIAM fica sabendo que seu sobrinho, residente em SANTO ANDRÉ, caiu da bicicleta e quebrou uma perna e a mandíbula. Ele vai até a SÉ e embarca num trem para SANTO ANDRÉ.
No MMDC, estão funcionando o telefone e a internet.  Isso é um grande alívio para nós. Recebo uma mensagem de ITAPETININGA dizendo que uma viatura virá me buscar na próxima quarta-feira, dia 12, para que possa participar do lançamento do livro
Chove muito nesta tarde. Entra muita água nas dependências da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Situação bem desagradável.
Mais tarde, já com a chuva tendo passado, vou embarcar num ônibus CHÁCARA SANTANA, a fim de ir para a Assembléia Legislativa. Agora vou viver o momento da solenidade da entrega da MEDALHA ETERNO GUERREIRO, que me foi concedida pela APMDFESP.   
É com imensa satisfação que A ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (APMDFESP), em nome da sua Diretoria Executiva, Conselhos Fiscal e Deliberativo, nosso quadro associativo de 22 mil homens e mulheres e mais 13 mil assegurados, decidiu homenagear-lhe com a "Medalha ETERNO GUERREIRO".
Para tanto gostaríamos de contar com a sua ilustre presença, bem como a de seus familiares e amigos, nesta solenidade de comemoração do "DIA DO POLICIAL MILITAR PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA", onde, faemos a entrega da medalha aos homenageados. Que será realizada?
DIA 07 DE NOVEMBRO DE 2014, às 20 horas
Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Auditório FRANCO MONTORO
Av. PEDRO ÁLVARES CABRAL, 201 - IBIRAPUERA - SÃO PAULO - SP.  

Uma homenagem àqueles que lutam pelo reconhecimento dos direitos de todos os brasileiros, sejam eles portadores de deficiências físicas ou não, e que não têm suas necessidades básicas como cidadãos atendidas.
Com esse objetivo, em 2005, foi criada a Medalha Eterno Guerreiro, concedida pela Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP). Em 2013, a condecoração foi oficializada. A entrega da insígnia também celebra o Dia do Policial Militar Portador de Deficiência, que acontece em 11 de outubro. A data foi instituída pela Lei 10.778, de 09 de março de 2001.
Diferentes representantes da sociedade brasileira têm sido indicados para receber a medalha. A homenagem é o reconhecimento definitivo desse trabalho e um estímulo para que todos os integrantes da sociedade continuem na batalha pelos ideais que são também defendidos por essa associação.  
Sou um dos primeiros a chegar ao Auditório FRANCO MONTORO, onde acontecerá a sessão solene. WILLIAM MASCARENHAS já está presente. Faz uma festa com a chegada do CORONEL PM CAMARGO, já na reserva, antigo Comandante do Corpo de Bombeiros. É que o WILLIAM trabalhou da Defesa Civil juntamente com o CORONEL PM CAMARGO.
O oficial americano MICHAEL se faz presente, como o Comandante da APMBBM CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI e o Comandante da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ. Também estão presentes: CLEUSA BADANAI, ALFREDO PIRES e sua esposa dona NAIR, o nosso companheiro de Escola de Oficiais e Vice-Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES que também será condecorado com a MEDALHA ETERNO GUERREIRO. CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, nos seus 94 anos e saindo de uma crise de angina, que o deixou prostrado durante dias. Ele quer ir comigo a ITAPETININGA na próxima quarta-feira. Comparece o CORONEL PM PAULO ADRIANO TELHADA, ainda vereador, mas eleito Deputado Estadual.
Cumprimentamos o presidente da APMDFESP, SARGENTO PM ÉLCIO INOCENTE, e vários integrantes da Associação, deficientes físicos que comparecem na sessão solene que comemora o "DIA DO POLICIAL MILITAR PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA", onde se fará a imposição da MEDALHA ETERNO GUERREIRO.
O Comandante Geral, CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA, está presente. Constituída a mesa de trabalhos, inicia-se, depois das 20 horas, a sessão solene.    

ASSOCIAÇAO DOS MILITARES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIPLOMA
MEDALHA ETERNO GUERREIRO
O Presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições Legais e de acordo com o parecer da Comissão de Outorga, confere o presente Diploma e a "Medalha Eterno Guerreiro ao
CEL PM MARIO FONSECA VENTURA
em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à APMDFESP e seus associados.
São Paulo, 07 de novembro de 2014
ELCIO INOCENTE
Presidente da APMDFESP
Lista de Homenageados do Eterno Guerreiro de 2014.

1º Bloco
  1. Coronel PM Mario Fonseca VENTURA (MMDC) (VETERANO);
  2. Coronel PM Antonio Carlos MENDES (MMDC) (VETERANO);
  3. Coronel PM Orlando Rodrigues de CAMARGO Filho (VETERANO SUB-CMT Bombeiro);
  4. Coronel PM REYNALDO Simões Rossi (APMBB);
  5. Coronel PM Maximiano CÁSSIO Soares (DFP – Panelão);
  6. Coronel PM José MAURÍCIO Weisshaupt Perez (ESSd);
  7. Chefe de Polícia de Dallas Michael Duane Horak (EUA);
  8. Tenente Coronel PM Yoshiyasy José Alberto TAMASHIRO (CAS);
  9. Tenente Coronel PM WALTER CASTRO Garcia (CRPM);
  10. Major PM SORAYA Correa Alvarez (CRPM);
2º Bloco
  1. Major PM LUIZ ANTONIO dos Santos (CCOMSOC);
  2. Capitão PM ROSEMEIRE Aparecida Vitonto (CCOMSOC);
  3. Capitão PM Helder Octávio Rodrigues BORGES (VETERANO 26ºM)
  4. Tenente PM Oswaldo Evangelita do NASCIMENTO (VETERANO AOMESP);
  5. Tenente PM EDUARDO Jorge MARQUES (26ºI);
  6. Tenente PM Guilherme Muraro DERRITE (CPA-M5);
  7. Sub Tenente PM José Luiz TREVISAN (Jornalista e Apresentador do Prog. Comunidade Policial)
  8. Sargento PM Marcelo DUTRA da Silva (VETERANO 19ºM);
  9. Sargento PM Jeferson CANDIDO da Silva (VETERANO 45ºM);
  10. Sargento PM Cícero da Silva LEITE (Panelão);
3º Bloco
  1. Sargento PM Flavio SOARES (15ºM);
  2. Cabo PM Marcos Pereira BAESSA (VETERANO APMDFESP);
  3. Cabo PM ANDRÉ LUIS dos Santos (VETERANO – Bombeiro – Formando-se em Medicina);
  4. Cabo PM André ROBERTS Sanahuja Sayols;
  5. Cabo PM Silas BITTENCOURT Martins (19ºM);
  6. Soldado PM GILSON Ribeiro da Silva (2º BPTran);
  7. Soldado PM Thiago BISPO da Silva (38ºM);
  8. Soldado PM Anderson de Andrade SALES (ROTA);
  9. Soldado PM THIAGO Willian Ferreira da SILVA (44ºM);
  10. Dr Leonardo Salvador Passafaro (Jurídico APMDFESP);
4º Bloco
  1. Dra Benedita Jandyrosa da Costa;
  2. Clovis Pereira dos Santos (APMDFESP);
  3. Roberto Caro Varella (Fundador Assoc. Amigos do 6ºI);
  4. Eduardo Gonçalves Reis (Empresa de Concretagem Cortesia);
  5. Eng. Valdir Pereira Ventura (Diretor da Beneficência e Filantropia do Hosp. São Cristovão)
  6. Hipermercado Andorinha;
  7. Silvio Goulart Clínica de Ortopedia e Fisioterapia;
  8. Sidnei Reinaldo (Empresa Léo Acrílicos);
  9. Clinica de Ortopedia Fubelle;
  10. Elfran (Distribuidora de Cimento e Argamassa)

Fazem uso da palavra o deputado estadual proponente da sessão solene, o Presidente da APMDFESP, ÉLCIO INOCENTE, e o Comandante Geral, CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA. Cumprimentamo-nos uns aos outros, numa recomendação oportuna do cerimonialista. Ainda permanecemos alguns momentos sala FRANCO MONTORO, mas, dado o adiantado da hora, o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e eu deixamos a Assembléia Legislativa. O MENDES leva-me até a ARMÊNIA. Retorno a GUARULHOS, visivelmente cansado. 

Três pessoas morreram depois de serem atingidas pelas descargas elétricas de um raio na Rua SÃO FELIPE, na zona leste da capital, no início da noite. O acidente ocorreu por volta das 18:30 horas, na região do PARQUE SÃO JORGE. O Corpo de Bombeiros foi ao local e prestou os primeiros socorros. As vítimas tiveram parada cardiorrespiratória e receberam os primeiros atendimentos no local por homens do Corpo de Bombeiros. Elas foram levadas para o Pronto Socorro Municipal do TATUAPÉ, com queimaduras graves, mas não resistiram. Estavam elas juntas embaixo de uma árvore, provavelmente para se proteger da chuva, quando foram atingidas pela descarga elétrica.
A chuva que chegou forte em algumas regiões da capital paulista deixou boa parte da cidade em estado de atenção nesta tarde e provocou pontos de alagamento e queda de árvores. Esses alagamentos se concentraram na região da LIBERDADE, RUA DO GLICÉRIO e na AVENIDA 9 DE JULHO, no centro, e também na AVENIDA ALCÂNTARA MACHADO, na AVENIDA RANGEL PESTANA e na PRAÇA CIRO PONTES, na zona leste.

Uma vida perdida por causa de um simples panfleto de promoção. O estudante RAMON RIBEIRO DE SOUZA, de 17 anos, foi assassinado no fim da noite de ontem após parar em frente a uma pizzaria que estava sendo assaltada. Ele não pretendia comer, só queria ver os preços das pizzas, mas acabou morto pelos bandidos com um tiro no pescoço.
RAMON passava na RUA CONSELHEIRO NÉBIAS, na região central de SÃO PAULO, por volta das 22:40 horas, quando a portinha com a única luz acesa no quarteirão residencial lhe chamou a atenção.
Uma propaganda grande na porta mostrava ser possível comprar uma pizza por vinte reais. Outros sabores eram vendidos por 22. Foi esse cartaz que chamou a atenção de RAMON. O estabelecimento tem poucas mesas na calçada, toda só para os clientes esperarem - não é possível comer no local.
O estudante, ainda na calçada, foi rendido pelos marginais. Os três bandidos já tinham feito o mesmo com os funcionários do local - um deles também estava na calçada, assim como RAMON. Os ladrões roubaram 300 reais do caixa - todo o dinheiro conseguido naquela noite de trabalho.
Ao perceberem a presença do jovem, mesmo já com o dinheiro no bolso, os criminosos puxaram o adolescente para o interior do comércio. Assustado, ele tentou fugir. Uma câmera de segurança mostra o estudante sendo empurrado para dentro da pizzaria, rendido. Em seguida, um tiro é disparado. Ferido no pescoço, RAMON tenta correr, mas cai metros à frente, morto. As imagens mostram os bandidos fugindo para o outro lado. Em seguida, segundo os funcionários da pizzaria, entraram em um VOLKS FOX cinza e foram embora. Além do dinheiro, eles levaram os celulares dos trabalhadores. Ninguém foi preso.
Nesta manhã a família ainda aguardava a liberação do corpo no IML CENTRAL para levar RAMON para a BAHIA, o estado natal do menino de 17 anos, onde seu corpo será enterrado. (FERNANDO ZANELATO, para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas - uma delas gravemente - depois de serem atropeladas na VIA DUTRA, por volta das 4:40 horas. O motorista do veículo fugiu sem prestar socorro. À tarde, o taxista foi encontrado pela polícia dentro de casa, na VILA MEDEIROS, na zona norte. O carro com a frente destruída estava escondido dentro do imóvel. O nome dele não foi divulgado.
As vítimas estavam caminhando no acostamento, na contramão dos veículos, quando foram atingidas de frente. O atropelamento aconteceu no KM 227 no sentido RIO DE JANEIRO. CLÁUDIO DOS SANTOS SILVA, de 43 anos, morreu na hora. A outra vítima fatal ainda não tinha sido identificada. JOSÉ JÚNIOR PINHEIRO SANTOS foi operado no Pronto Socorro do JAÇANÃ e está fora de perigo. THIAGO DE CAMPOS OLIVEIRA foi atendido no Hospital PIMENTAS.

A polícia prendeu cinco integrantes de uma quadrilha que se passavam por policiais federais para assaltar um condomínio em SANTO ANDRÉ, no ABC, ontem à noite. Os criminosos estavam em um carro com giroflex para simular uma blitz. Quatro deles vestiam roupas da PF e um estava de terno fingindo ser um delegado. O grupo abordou um empresário que foi feito refém e levado para o prédio onde mora. Na portaria, os criminosos se identificaram como policiais e informaram que precisavam subir para cumprir um mandado de busca e apreensão. O porteiro chamou o síndico, que desconfiou da ação. Ele combinou com a mulher que ela deveria ligar na portaria e, se ele respondesse "sim", era para acionar a PM. Os dois ficaram reféns enquanto dois criminosos subiram para o apartamento do empresário. A polícia chegou em poucos minutos e negociou a rendição.

O Secretário de Segurança Pública do RIO, JOSÉ MARIANO BELTRAME, anunciou nesta tarde a exoneração do Comandante Geral da Polícia Militar do RIO, CORONEL PM JOSÉ LUÍS DE CASTRO MENEZES. A gestão de CASTRO foi marcada por escândalos envolvendo a cúpula da corporação, mas, segundo BELTRAME, a opção de exonerar o comandante foi tomada por problemas de ordem pessoal e de saúde. O CORONEL PM ALBERTO PINHEIRO NETO, já na reserva, vai assumir o cargo no dia 2 de janeiro de 2015. BELTRAME garantiu que não ocorrerão mudanças no comando da Polícia Civil e está sendo feito um diagnóstico para as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

O autor da chacina no PIAUÍ disse hoje, em depoimento à policia, que os cinco assassinatos que cometeu foram motivados pela traição da mulher - que está entre as vítimas. CLEWILSON VIEIRA, 34 anos, foi encontrado na quinta-feira e confessou ser autor da chacina na comunidade rural de SÃO MIGUEL DO TAPUIO, norte do PIAUÍ. Ele afirmou que pretendia matar 20 pessoas e tinha, ainda, a intenção de cortar o órgão genital do vizinho que teria tido um caso amoroso com a sua mulher. CLEWILSON foi achado com uma submetralhadora com a numeração raspada.

Três irmãos morreram eletrocutados na cerca da própria casa na cidade de PETROLÂNDIA, na região do VALE DO ITAJAÍ, em SANTA CATARINA. IGOR MEDEIROS, de 4 anos, VINÍCIUS, de 6, e SCHAIANI, de 14, morreram no início de ontem à noite ao encostarem em uma cerca eletrificada por um fio desencapado. De acordo com um bombeiro que atendeu a ocorrência, a suspeita é que IGOR tenha ido buscar uma bola perto da cerca e levado uma descarga elétrica. VINÍCIUS tentou socorrê-lo, mas também foi eletrocutado, assim como SCHAIANI.       

2 015    :  : SÁBADO     
A reportagem de capa desta semana da revista Época, repercutindo a prisão dos proprietários da Odebrecht e Andrade Gutierrez, revela uma ameaça estarrecedora: Emílio Odebrecht, desde quando sentiu a proximidade de prisão de seu filho, avisara que se isso acontecesse deveriam abrir outras três celas “uma para mim, outra para o Lula e outra para a Dilma”. Leiam o trecho disponível no site da revista:
Desde que o avançar inexorável das investigações da LAVA JATO expôs ao Brasil o desfecho que, cedo ou tarde, certamente viria, o mercurial empresário EMÍLIO ODEBRECHT, patriarca da família que ergueu a maior empreiteira da América Latina, começou a ter acessos de raiva. Nesses episódios, segundo pessoas próximas do empresário, a raiva – interpretada como ódio por algumas delas – recaía sobre os dois principais líderes do PT: a presidente DILMA ROUSSEFF e o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A exemplo dos presidentes da Câmara, EDUARDO CUNHA, e do Senado, RENAN CALHEIROS, outros dois poderosos alvos dos procuradores e delegados da Lava Jato, Emilio Odebrecht acredita, sem evidências, que o governo do PT está por trás das investigações lideradas pelo procurador-geral da República, RODRIGO JANOT. “Se prenderem o Marcelo (ODEBRECHT, FILHO DE EMÍLIO E ATUAL PRESIDENTE DA EMPRESA), terão de arrumar mais três celas”, costuma repetir o patriarca, de acordo com esses relatos. “Uma para mim, outra para o Lula e outra ainda para a Dilma.”
Na manhã da sexta-feira, 19 de junho de 2015, 459 dias após o início da OPERAÇÃO LAVA JATO, prenderam o Marcelo. Ele estava em sua casa, no Morumbi, em São Paulo, quando agentes e delegados da Polícia Federal chegaram com o mandado de prisão preventiva, decretada pelo juiz SÉRGIO MORO, da 13ª Vara Federal da Justiça Federal do Paraná, responsável pelas investigações do petrolão na primeira instância. Estava na rua a 14ª fase da Lava Jato, preparada meticulosamente, há meses, pelos procuradores e delegados do Paraná, em parceria com a PGR. Quando ainda era um plano, chamava-se “OPERAÇÃO APOCALIPSE. Para não assustar tanto, optou-se por batizá-la de ERGA OMNES, expressão em latim, um jargão jurídico usado para expressar que uma regra vale para todos – ou seja, que ninguém, nem mesmo um dos donos da quinta maior empresa do Brasil, está acima da lei. Era uma operação contra a Odebrecht e, também, contra a ANDRADE GUTIERREZ, a segunda maior empreiteira do país. Eram as empresas, precisamente as maiores e mais poderosas, que ainda faltavam no CARTEL DO PETROLÃO. Um cartel que, segundo a força-tarefa da Lava Jato, fraudou licitações da PETROBRÁS, desviou bilhões da estatal e pagou propina a executivos da empresa e políticos do PT, do PMDB e do PP, durante os MANDATOS DE LULA E DILMA.
Os comentários de Emilio Odebrecht eram apenas bravata, um desabafo de pai preocupado, fazendo de tudo para proteger o filho e o patrimônio de uma família? Ou eram uma ameaça real a Dilma e a Lula? Os interlocutores não sabem dizer. Mas o patriarca tem temperamento forte, volátil e não tolera ser contrariado. Também repetia constantemente que o filho não “tinha condições psicológicas de aguentar uma prisão”. Marcelo Odebrecht parece muito com o pai. Nas últimas semanas, segundo fontes ouvidas por ÉPOCA, teve encontros secretos com petistas e advogados próximos a Dilma e a Lula. Transmitiu o mesmo recado: não cairia sozinho. Ao menos uma dessas mensagens foi repassada diretamente à presidente da República.
A proximidade de Lula e Odebrecht geraram transações suspeitas que motivaram a abertura de uma investigação contra o ex-presidente por suposto tráfico internacional de influência.

Este sábado é completamente dedicado ao descanso. Mas nem por isso esqueço de minhas memórias, atualizando-as aos poucos. Também pelo FACEBOOK vejo as imagens tiradas nos últimos eventos. LUCINDA não gostou nada de minha chegada na madrugada. Ficou acordada até o momento em que regressei de SOROCABA.

A entrega da taça e a volta olímpica são meras formalidades. Para os mais de 43 mil torcedores que marcaram presença hoje, em ITAQUERA, o CORINTHIANS já é campeão brasileiro. Ainda que a festa durante a vitória por 2 a 1 sobre o CORITIBA tenha sido um pouco...surpreendente.
A começar pelo herói da vitória. Nada de JADSON - que até deixou o dele - RENATO AUGUSTO ou VAGNER LOVE. O "gol do título" saiu dos pés de um personagem pouco provável: LUCCA, que veio do banco de reservas.
E o gol só saiu aos 42 minutos do segundo tempo, com o TIMÃO suando como havia tempo não se via jogar mal e levar pressão de um COXA desesperado para escapar do rebaixamento.
Agora, mais relaxado, basta aos corintianos secarem o ATLÉTICO MINEIRO, que enfrente o FIGUEIRENSE, amanhã, às 17 horas, em FLORIANÓPOLIS. O campeonato só não acaba amanhã se o GALO ganhar. Um empate já será o bastante para o hexa do TIMÃO.
No duelo pelo G4 do BRASILEIRÃO, o INTERNACIONAL levou a melhor diante da PONTE PRETA e venceu por 1 a 0, no BEIRA-RIO. Os colorados têm os mesmos 53 pontos de SANTOS e SÃO PAULO, que jogam amanhã.

Dois dias depois da FPF colocar em xeque a vaga do ÁGUA SANTA no PAULISTÃO do ano que vem, o clube sofreu mais um duro golpe nesta manhã. Por volta das 10 horas, uma das arquibancadas do Estádio JOSÉ BATISTA PEREIRA FERNANDES, em DIADEMA, desabou e deixou três operários feridos. O acidente pode complicar o sonho da equipe de disputar pela primeira vez a divisão de elite.
Duas das vítimas tiveram ferimentos leves e receberam alta hoje mesmo. A terceira estava soterrada, mas foi socorrida consciente e se encontra em observação no Hospital Estadual de DIADEMA. Ela deve ter liberação médica amanhã.
A Defesa Civil interditou o local e dez casas que ficam no terreno ao lado do estádio. As famílias foram deslocadas para hotéis - o ÁGUA SANTA arcará com os custos. A perícia deve acontecer na semana que vem. O presidente do ÁGUA SANTA, PAULO FARIAS, não acredita que o fato possa ameaçar a vaga da equipe no estadual. Ele entrou em contato com o presidente da FPF, REINALDO CARNEIRO BASTOS.  A idéia do presidente é substituir a arquibancada de concreto por uma metálica. O estádio pertence ao município, mas foi cedido ao clube por 25 anos.

Um jovem de 28 anos foi morto a tiros ontem à noite na Avenida DAVID DOMINGUES FERREIRA, em ITAQUERA, na zona leste da capital. LEANDRO DE ALMEIDA LIMA, de 28 anos, formado em ciências contábeis, voltava do trabalho, na Avenida PAULISTA, por volta das 20 horas, quando foi abordado por dois assaltantes em uma moto. Como estava usando fones de ouvido, a vítima não entendeu o que estava acontecendo e acabou atingido pelos ladrões.
Ele e mais duas mulheres haviam desembarcado no ponto de ônibus minutos antes e caminhavam em direção às suas casas quando os assaltantes se aproximaram. Antes de LEANDRO ser abordado, as duas mulheres - mãe e filha - entregaram seus celulares.
Segundo relatos de moradores da região, LEANDRO demorou a entender que era um assalto, não reagiu. Ele levou cinco tiros do assaltante que estava na garupa da moto. Os criminosos ameaçaram fugir, mas voltaram para pegar a mochila da vítima.
Testemunhas contaram ter ouvido os tiros. LEANDRO ainda recebeu massagem cardíaca até o RESGATE chegar, mas a manobra não foi suficiente e ele morreu a caminho do hospital.
Um homem que ajudou a socorrer LEANDRO contou que ele levou um tiro no peito, outro perto da barriga e os demais atingiram as costas. Hoje, ainda era possível ver manchas de sangue na calçada.
De acordo com o tio do rapaz, o aposentado VALDOMIRO DE ALMEIDA LIMA, 58, na noite do assalto o jovem usava uma calça social cinza. Uma das hipóteses levantadas por um policial que conversou com a família no IML, é de que os bandidos tenham confundido LEANDRO com um PM, devido à semelhança da calça com a farda da corporação, o que explicaria a quantidade de disparos contra ele. LEANDRO morava com o pai na mesma casa desde que nasceu.
Moradores reclamaram, hoje, que os assaltos são constantes na região e os ladrões buscam, principalmente, celulares. Eles criticaram a falta de policiamento no bairro. (reportagem de THÂMARA KAORU para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

A onda de lama que rompeu as barragens da SAMARCO deve continuar avançando nos próximos dias pela calha do RIO DOCE. Até a próxima terça-feira, dia 10, segundo o Serviço Geológico do BRASIL, essa avalanche vai chegar a cinco cidades de MINAS e do ESPÍRITO SANTO. A previsão é que a cheia atinja os municípios capixabas de COLATINA ainda amanhã à tarde. Os especialistas afirmam, porém, que os rejeitos não causarão, necessariamente, enchentes nessas cidades.

O corpo da dançarina ANA CAROLINA VIEIRA será cremado amanhã cedo, no Crematório PRIMAVERAS, em GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO. O velório ocorreu hoje à tarde, na presença de familiares e amigos. Ela foi morta pelo ex-namorado, ANDERSON RODRIGUES LEITÃO, na segunda-feira, no apartamento dela, no SACOMÃ, na zona sul de SÃO PAULO. Ele está preso e confessou o crime. Um juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri do Fórum Criminal da BARRA FUNDA autorizou a cremação depois que o IML sinalizou que não seriam necessários novos exames no corpo de ANA CAROLINA.

JOÃO SANTANA, marqueteiro das campanhas de 2010 e 2014 da presidente DILMA ROUSSEFF, está sob investigação da Polícia Federal e do Ministério Público na OPERAÇÃO LAVA-JATO, segundo revelou hoje a revista VEJA. SANTANA teria recebido dinheiro secretamente por meio de contas mantidas no exterior. O marqueteiro diz que tem quatro empresas fora do país e que nenhum dinheiro recebido lá fora vem de trabalhos feitos no BRASIL. Autoridades da SUÍÇA, segundo a publicação, enviaram a investigadores brasileiros informações que apontam indícios de que dinheiro da PETROBRÁS pagou, no exterior, despesas de campanha do PT.

O presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, disse hoje que seus recursos eram de titularidade de empresas conhecidas como trusts (fundos para administrar quantias de terceiros). Ele diz que antes de os recursos chegarem ao fundo, ficaram guardados por "terceiros" no exterior - que alega não serem "laranjas", mas que se recusa a identificar os investidores. CUNHA reconheceu que existe um problema fiscal em relação ao dinheiro movimentado por sua mulher, a jornalista CLÁUDIA CRUZ, e disse que pretende procurar a Receita Federal para regularizar a situação. O dinheiro, segundo ele, se originou de operações de comércio exterior e financeiras nas décadas de 1980 e 1990 - também nunca declaradas ao Fisco brasileiro e omitidas em seu depoimento à CPI. "A pergunta foi se tenho conta não declarada. Eu não tenho conta, não sou proprietário de offshore )empresa no exterior) e não tinha, no momento em que falei na CPI, contas sob minha movimentação. O que eu tenho é um contrato com trust", disse. "Não é dinheiro, são ativos, são ações, contas de fundo", esquivou CUNHA.     

2 016    :     -    SEGUNDA-FEIRA
O Comandante do CORPO MUSICAL, MAJOR Músico PM ELIAS BATISTA DO NASCIMENTO, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e família para a Sessão Solene com a finalidade de comemorar os 159 anos do Corpo Musical, Dia do Policial Militar Músico e Outorga da “MEDALHA DO SESQUICENTENÁRIO DO CORPO MUSICAL”.
07 DE NOVEMBRO DE 2016 ÀS 20 HORAS
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO
AVENIDA PEDRO ÁLVARES CABRAL, 201
IBIRAPUERA – SÃO PAULO
CORPO MUSICAL DA PMESP, DESDE 1857 OFERECENDO CULTURA E ENTRETENIMENTO. 
Saio de casa por volta das 11 horas. Vou diretamente ao MUSEU MILITAR, onde encontro MARINEI CHALUB e WILLIAM MASCARENHAS. Eles querem saber como foi o evento de sábado, proporcionado pelo NÚCLEO MMDC “NON DVCOR, DVCO” e relato que houve muitos erros cometidos, começando por não levar ao conhecimento do Presidente o que iria acontecer durante a solenidade. A farta distribuição de medalhas causou detrimento à MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, que ficou para um segundo plano. Enfim, tudo foi muito errado. Pensava que o WILLIAM tinha sido envolvido nisso tudo, mas diz ele que quase nada sabia do que iria acontecer.
Não posso permanecer muito tempo no MUSEU MILITAR. WILLIAM acompanha-me até o metrô, tentando minimizar as confusões do sábado. No   Corpo de Bombeiros encontro um velho conhecido, que marcara um encontro comigo. Vamos almoçar num restaurante da Praça JOÃO MENDES e discutir assuntos sobre educação. É que, na Associação Comercial, logo mais, assistiremos uma palestra de um dos diretores da SASDE, EDUARDO LUIZ MACHADO, convidado pelo Coordenador ADOLFO SAVELLI. O tema é interessante e procura corrigir distorções no programa de Educação MORAL E CÍVICA, alijada das escolas pelos socialistas gramcistas. Chegamos a conclusão que vamos enfrentar muitas dificuldades para conseguirmos nosso intento.
Poucas pessoas comparecem no salão do 9º andar da Associação Comercial. Está presente também o GENERAL FAYAD.
Discutem o tema, após a palestra do EDUARDO: JÁCMO STAMPINATO, RESENDE, ALEXANDRE PRESTO, HELIODORO e outros que ali compareceram. Essa reunião do Conselho Cívico e Cultural vai terminar por volta das 17:30 horas.
Mais tarde, embarco num ônibus na rua QUINTINO BOACAYÚVA e vou para a Assembleia Legislativa. Comemora-se hoje o Dia do Policial Militar Músico. A sessão solene é propositura do Deputado Estadual CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO. Também está na mesa dos trabalhos o Deputado Estadual CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA, o CORONEL PM YEROS ARADZENCA, representando o Comandante Geral e o MAJOR Mús PM ELIAS BASTISTA NASCIMENTO, Comandante do Corpo Musical.
O CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, da assessoria do Deputado Estadual CORONEL PM CAMILO, vai relatar a história do CORPO MUSICAL, a Unidade mais antiga da PMESP. Cita as leis a respeito da criação do CORPO MUSICAL, da data em que se comemora o DIA DO POLICIAL MILITAR MÚSICO e também do Decreto que instituiu a MEDALHA DO SESQUICENTENÁRIO.
CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES também comparece para o evento. ADOLFO SAVELLI, Coordenador do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, traz um Ofício Convite para o Diretor de Ensino e Instrução, CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, que, no dia 21 de novembro, às 15 horas, falará aos integrantes do Conselho Cívico e Cultural sobre o Ensino na PMESP.
É entregue nessa sessão solene a MEDALHA DO SESQUICENTENÁRIO DO CORPO MUSICAL.São condecorados:
Cel PM 810345-3
IEROS ARADZENKA
Gab Cmt G
Chefe do Gabinete Cmt G

02
Cel PM 840869-6
CELSO APARECIDO MONARI
DL
Diretor de Logística
03
 Cel PM 852084-4
MARCELO JOSÉ RABELLO VIANNA
CPA/M-8
Cmt CPA/M-8
04
Ten Cel PM 852026-7
CLAUDINEI PEREIRA
4º BPM/M
Cmt 4º BPM/M
05
JOSÉ ANTONIO PEREIRA
Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr Carlos de Campos”
Maestro do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr Carlos de Campos”
06
ALFREDO DUARTE DOS SANTOS
Policia Civil
Historiador e Policial Civil
07
2º Ten Res PM 852759-8
MILTON DE OLIVEIRA SANTOS
C Mus
Ex Percussionista da Banda Sinfônica do  C Mus
08
2º Ten PM 885646-0
ROGÉRIO PRADO DE CARVALHO
C Mus
Assistente do Maestro da Seção de Banda e Clarinetista
09
S Ten do Exército
GILSON DE SOUZA SILVA
Exército
Maestro da Banda do Exército
10
Subten PM 877101-4
LUIZ AMÉRICO MENDES
C Mus
Arquivista e Trompetista da Banda Sinfônica
11
1º Sgt Ref PM 810611-8
XISTO OSVALDO ALVES PINTO
C Mus
Arquivista da OSESP e Ex Integrante do Coral do C Mus
12
ELI SOARES OLIVEIRA
Civil
Músico e Professor de Canto
13
1º Sgt PM 965384-8
CHRISTIANO VAZ COELHO
CPA/M-8
Mestre da BRM do  CPA/M-8
14
2º S da FAB
DANIEL DE BRITO NASCIMENTO
Aeronáutica
 Integrante da Banda da Aeronáutica
15
Cb PM 760854-3
PAULO CÉSAR CHIOCA
C Mus
Contrabaixista da Banda Sinfônica 
16
Cb PM 107825-9
ROGÉRIO DE SOUZA FERREIRA
C Mus
Trompetista da Banda Sinfônica


 Depois da solenidade no Auditório JUSCELINO KUBISTCHEK, a Orquestra Sinfônica do CORPO MUSICAL faz magnífica apresentação no HALL MONUMENTAL da Assembleia.
O CORONEL PM MENDES leva-me até a Estação ARMÊNIA e, já passando das 22 horas, retorno para GUARULHOS.

Os cinco corpos encontramos ontem em uma mata na ESTRADA TAQUARUSSU, em MOGI DAS CRUZES, na GRANDE SÃO PAULO, são dos jovens desaparecidos no último dia 21, em SAPOPEMBA, na zona leste. A confirmação é da Corregedoria da Polícia Civil, que disseram, hoje, que já possuem evidências sobre o caso. A polícia ainda aguarda um exame de DNA para oficializar a identificação.
“A doutora ANA LÚCIA, da Delegacia de Pessoas Desaparecidas, está a par das investigações, pelas roupas que estavam nos corpos, entende que são as pessoas”, disse o delegado do DHPP, ARLINDO JOSÉ NEGRÃO VAZ.
Hoje, familiares dos cinco jovens foram ao IML, em PINHEIROS, zona oeste, e ao menos dois parentes reconheceram objetos e marcas (tatuagens e cicatrizes) em dois corpos. Segundo o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, as famílias não puderam ver os corpos nem fotos devido ao avançado estado de decomposição. Quatro das vítimas foram encontradas enterradas na mesma vala, com cal (que acelera a decomposição), e outra estava mais afastada.
Uma das vítimas usava fralda geriátrica e apresentava sinais de uma cirurgia na coluna, o que faz a polícia acreditar que se trata de ROBSON FERNANDO DONATO DE PAULA, de 16 anos, que era cadeirante. O corpo dele estava sem cabeça, de acordo com o ouvidor da PM, JÚLIO CÉSAR FERNANDES NEVES.
Outra vítima tinha uma prótese na perna, assim como um dos jovens, CAÍQUE HENRIQUE MACHADO, de 18 anos. Os outros desaparecidos são CÉSAR AUGUSTO GOMES SILVA, 19 anos; JONATHAN MOREIRA FERREIRA, 18, e JONAS FERREIRA JANUÁRIO, 30.
A Corregedoria investiga se há participação policial na execução. O principal indício é uma mensagem enviada por uma das vítimas, que relatou a uma amiga que antes de sumir ter sofrido “enquadro” e “esculacho” da polícia. Parentes acreditam que policiais agiram em represália pelos assassinatos de um PM e um guarda-civil em setembro. Registros da PM indicam que policiais consultaram dados de dois dos cinco jovens. Segundo o site jornalístico “PONTE”, o DHPP interrogou os PMs que fizeram a consulta.

Dois homens foram presos no domingo por torturarem a própria mãe. O caso aconteceu no JARDIM DA SAÚDE, na zona sul. Uma mulher de 60 anos, cujo nome não foi revelado, ligou para a Polícia Militar por volta das 21:30 horas. Ao chegarem ao local, os policiais se depararam com os dois filhos dela, MARCEL, 36, e ROBERTO DOS REIS LAZINI, de 33, esmurrando a porta e ameaçando a mãe de morte. Eles tentaram, segundo o BO, agredir os PMs e foram presos em flagrante.
Na delegacia, a mãe teria afirmado que durante três anos sofreu maus-tratos dos filhos, que seriam usuários de drogas.
A idosa disse ainda que era roubada pelos dois, que ficavam com todo o dinheiro de sua pensão para financiar o vício. Eles também a deixavam trancada dentro de casa, além de ameaçá-la e agredi-la sempre. A tortura teria começado após a morte do marido. O caso foi registrado no 16º DP (VILA CLEMENTINO) como ameaça e violência doméstica.  

É “nítido” que o policial militar que matou três ladrões em uma tentativa de assalto durante uma corrida do UBER agiu em legítima defesa. Esta é a opinião do Secretário de Segurança Pública, MÁGINO BARBOSA FILHO.
“Para quem assiste à gravação, fica nítido que ele agiu realmente em legítima defesa. Ele estava sendo vítima de um roubo com três elementos. Esta ação dele se defendendo foi filmada, e o restante, um eventual excesso do policial em ação, isso vai ser apurado no decorrer do processo”, afirmou MÁGINO, se referindo às imagens do vídeo gravado por câmeras de segurança.
O PM, que fazia um “bico” como motorista do UBER, recebeu uma chamada de viagem feita por uma mulher, no sábado. Ao chegar ao local, três homens pediram para que ele parasse na casa de uma amiga no caminho. Quando o carro parou, um deles anunciou o assalto e apontou uma arma.
O vídeo mostra um dos assaltantes do lado de fora do carro, ao lado do motorista. O policial reage, apontando a arma para o assaltante, que corre. Os outros dois ladrões abrem a porta do carro para fugir, e um deles é atingido pelo policial que, depois, voltou para ir atrás do primeiro assaltante. O PM retoma para o carro e aponta a arma mais uma vez para o jovem caído no chão. O policial se aproxima e chuta a cabeça dele.
O caso é investigado pelo DHPP. A Polícia Civil encaminhou para perícia duas armas dos mortos, uma calibre 32 e outra, 38.

Imagine completar 77 anos de vida e, neste mesmo dia, ganhar um busto em sua homenagem, do clube do coração. Aconteceu exatamente este roteiro com o ex-volante DUDU, agora eternizado na sede social do PALMEIRAS.
Integrante das duas grandes Academias do clube, entre as décadas de 60 e 70, ele fez dupla com ADEMIR DA GUIA, outro ídolo já agraciado com a honraria – junto dos goleiros OBERDAN CATTANI e MARCOS, além de JUNQUEIRA e WALDEMAR FIÚME.
“Estou mais emocionado agora do que se tivesse que disputar um título. Quando jogava, a gente tinha aquele equilíbrio de um jovem. Hoje, já tenho 77 anos, o coração bate mais acelerado. Não foi uma surpresa, mas não esperava tanta boniteza do busto, aqui, colocado junto com tantos craques ao meu lado. Eu balancei”, disse DUDU, emocionado.
Ele, junto do presidente PAULO NOBRE, retirou o pano que cobria a peça. Depois, ao lado de ADEMIR DA GUIA, tirou fotos, cada um ao lado de seu respectivo busto. “Esse cara me deu um trabalho....”, brincou DUDU, em referência ao DIVINO.
Esposa de DUDU, MARIA HELENA BONER, estava orgulhosa. Ao lado do ex-jogador há 52 anos, ela se sente parte da conquista.
“Sempre dei apoio e força. É gratificante ver o busto. Acompanhei boa parte da carreira  e é merecido”, disse, revelando que não será feita uma grande comemoração. “Teve almoço de família no domingo, nada demais. Somos simples”.
DUDU, apesar de tudo que fez no futebol, segue na ativa. É responsável pela formação de jovens garotos no GRÊMIO ESPORTIVO  CAMPO GRANDE, clube de INTERLAGOS, em SÃO PAULO.    


Nenhum comentário: