sexta-feira, 11 de novembro de 2016

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO "HIERARQUIA E DISCIPLINA".

Queremos saber sua opinião: “hierarquia e disciplina”

ESTATÍSTICAS DO BLOG

  • 1,251,796 cliques




FACEBOOK DA REPUBLICA DE CURITIBA

educacao-militar
Os colégios militares de vários Estados do Brasil se tornaram destaque nos meios de comunicação no últimos anos pelos bons resultados que seus alunos obtiveram no Enem. Para muitos pais e educadores, estabelecimentos de ensino regidos pela disciplina militar proporcionam aos alunos aquilo que se espera de uma escola: formar alunos competentes para enfrentar os desafios da educação, entre os quais o Enem e, depois, a vida universitária.
 
Naturalmente, há quem pense diferente e diga que a rigidez da ordem militar não colabora com a formação de mentes abertas, críticas e criativas.
Em Goiás, para acabar com a violência, o governo estadual tomou uma atitude considerada polêmica por muitos: “militarizou” as escolas mais problemáticas, em uma parceria entre as secretarias de Educação e Segurança. Na prática, os militares assumem a administração da escola, enquanto a parte pedagógica (professores e métodos de ensino) segue sob a alçada da Secretaria de Educação.
 
Implementando os princípios básicos de “hierarquia e disciplina”, as escolas conseguiram acabar com os casos de violência e ficaram com os melhores desempenhos escolares do país no Enem.
 
“Aqui, aluno fumava droga dentro da escola e batia em professor. Agora, tudo mudou e os próprios professores perguntam como conseguimos. Nós trabalhamos o respeito com o próximo, a responsabilidade com horários, a reverência aos mais velhos e a convivência”, diz o diretor do agora Colégio Militar Fernando Pessoa, capitão Francisco dos Santos Silva.
“O ser humano se adapta ao meio. Quando você tira o meio violento, as palavras pesadas, eles mudam, o linguajar muda, o falar muda, a gente trabalha a consciência deles”, diz o capitão Santos.
 
Por isso, gostaríamos de saber o que o seguidor da República de Curitiba acha da ideia dessa ideia? Deixe a sua opinião nos comentários.

28 Comentários

  1. Gilberto M. V. Rangel
    Claro que sou à FAVOR !!!! Temos que ensinar PATRIOTISMO, RESPEITO ÀS LEIS.
    Curtir
    • Valdinete Silva de Lima Delfino
      Sou 100℅ a favor. Está faltando aos nossos jovem disciplina e regras. Acredito que o ajudaria bastante e que se estenda aos pais tb pois estão fugindo ou se omitindo na educação de seus filhos.
      Curtir
  2. Judite
    Os meus estudaram na escola da Polícia e foi muito bom. Por isso concordo.
    Curtir
  3. francisco batelochio
    Acredito ser viável a aplicação dessa ideia. Da forma como os pais estão educando os filhos, principalmente os de tenra idade, com excessiva liberdade, onde corre-se o risco de virar libertinagem, sem respeito aos mais velhos, sem respeito à disciplina e às hierarquias, aos horários, acredito que somente que essa forma pode ser uma alternativa positiva.
    Curtir
  4. Karla Moro
    Totalmente a favor. Seria uma forma de começar acabar com essa baterna que virou o ensino no Estado (falta de respeito, ocupações de escolas, etc
    …..)
    Curtir
  5. Tatiani
    Quando temos disciplina, temos valores, o que tem se perdido pelo caminho ao decorrer dos anos. Infelizmente. Apoiado, nem todas as famílias tem condições de colocar seus filhos em colégios militar. Mas deveríamos focar a boa educação junto com as disciplinas escolares, com respeito mútuo ao próximo.
    Curtir
  6. Heloisa Helena
    Sou a favor e acredito que disciplina e hierarquia são fundamentais na formação de qualquer pessoa.
    Além do mais a qualidade do ensino nas escolas militares é muito superior, comparando com escolas públicas.
    Curtir
  7. Graça Araújo
    Naquelas escolas ou locais onde tudo se tornou um caos, acho válido.
    Em determinadas escolas a falta de respeito e disciplina grassa, culminando com a violência entre eles e contra os professores.
    E se a família perdeu as rédeas e a escola o controle, algo tem de ser feito.
    Curtir
  8. Ieda Bataioli
    Apoio 100%%
    Curtir
  9. Luciano
    TOTALMENTE A FAVOR.
    Curtir
  10. Nelio Gomes
    Quando estudei em colégio, tínhamos aulas de Educação Moral e Cívica, cuja disciplina virou OSPB e depois acabou. Quem lecionava EMC era o Capitão Carlo da PM MG. Ele nos ensinava até mesmo de que lado andar na calçada, para não embolar o trânsito dos pedestres… Quantas saudades! Ele realmente era um EDUCADOR!!!
    Curtir
  11. Romildo Eugenio Souza
    Com certeza tudo que é disciplinado (disciplina do bem)
    tem bons resultados
    Curtir
  12. Edi Anita Cordeiro Henriques
    Concordo. A Escola deve ser educadora e não só informativa. A educação deve ser completa.
    Curtir
  13. joseane
    Os verdadeiros valores que norteiam uma Nação e que servem de orientação aos jovens são transmitidos pelas escolas militares. A disciplina, o respeito, a boa educação, o patriotismo, entre muitas mais qualidades que a escola militar oferece, deveria ser estendida à todo corpo discente brasileiro. Tomara Deus que isso se torne realidade em nosso País…o mais breve possível.
    Curtir
  14. joseane
    À favor 100%. É o que os jovens brasileiros precisam para ter valores que os norteiem. As escolas militares são o centro de educação por excelência para isso.
    Curtir
  15. Aqui em SP se a policia assumir os colégios mais problemáticos com certeza mudariamos o número de jovens envolvidos com drogas assaltos e homicídios, além de preparar o jovem com ensino de qualidade, iria formar ser humano de respeito, principalmente com os mais velhos.
    Curtir
  16. Sula Sanches
    Com certeza!!!
    Curtir
  17. Oriel Teixeira da SIlva
    Fui Monitor de Alunos no Colégio Militar de Belo Horizonte por 11 anos. Os Colégios Militares não são “escola de correção. Os alunos têm direitos e deveres que devem ser exercitados conscientemente. O corpo docente tem compromisso com o êxito dos alunos. Para implantar um estudo de qualidade nas escolas públicas, seria necessário rever alguns aspectos do Estatuto da Criança e do Adolescente. O professor não pode ser desrespeitado em hipótese alguma, que dirá agredido física e moralmente, como soe ocorrer nos dias de hoje.
    Curtir
  18. Michelle Taveira
    Concordo 100% tragam para o RJ também.
    Curtir
  19. AILTON PAULO RAMOS
    SE DEIXASSEM AS ESCOLAS SOB O COMANDO MILITAR EM 1985, JAMAIS NOSSOS FILHOS TERIAM SIDO ALICIADOS POR MENTES MARXISTA. AS ESCOLAS ENCHERAM DESTES REBELDES COM FALSOS DISCURSOS DE DEMOCRACIA, SE INFILTRARAM NA BASE MAIS IMPORTANTE DA NAÇÃO. AINDA HÁ TEMPO. PRECISAMOS REVERTER ISSO COM URGÊNCIA. DEUS SEJA LOUVADO. ENSINA O MENINO O CAMINHO QUE DEVE ANDAR E QUANDO ESTIVER VELHO AINDA ASSIM NÃO ESQUECERA DELE.
    Curtir
  20. Sempre defendi que as Escolas públicas no Brasil fossem administradas pelos Militares. Aí teremos Ordem Disciplina e progresso. É urgente essa mudança.
    Curtir
  21. Eu defendo a militarização de todas as escolas públicas há muito tempo. Pelo simples fato de que são as melhores do País. O povo precisa de DISCIPLINA e a seriedade. Além do mais seria uma enorme economia de pessoal, com os militares ocupando parte do tempo como professores e aumentando o contingente da ativa. Sou a favor inclusive de treinamento militar aos jovens no segundo grau e de atividades de escotismo para as crianças do primário.
    Curtir
  22. Alcione Matos
    Concordo Totalmente ! Estamos precisando de um espírito mais patriótico no meio das crianças e jovens. E acabar com essa brincadeira que virou o ensino no Estado (falta de respeito, ocupações de escolas, violência etc
    …..)
    Curtir
  23. Alcione Matos
    Acho que as escolas estão perdendo o controle disciplinar sobre os alunos e isto precisa acabar!
    Sou a favor dessa militarização nas escolas. Seria muito benéfico , principalmente para o momento , em que o caos se instalou no meio dos adolescentes e jovens . É necessário recobrar o espírito patriótico que o brasileiro perdeu !
    O ensino , nas escolas públicas principalmente , está como uma nau à deriva.
    Perderam sua capacidade de trazer o interesse das crianças para o aprendizado . A culpa disso se deve muito ao pouco preparo dos professores . Sei que existem ótimos professores , mas a grande maioria não tem nenhuma bagagem intelectual , muito menos instrução para transmitir ; não sabem fazer as continhas mais básicas de matemática e nem interpretar um pequeno texto gramatical . Já vi correções e erros absurdos de professoras despreparadas .
    O governo deve se empenhar na capacitação e avaliação desses professores.
    Aprovadissimo!!
    Curtir
  24. Para o momento que passa nossa educação, esta seria a melhor solução!
    Curtir
  25. Miguel Angelo Bernardi
    Não há necessidade de militarizar. Eu estudei em um colégio dirigido por padres e freiras e havia rígida disciplina e muita ordem. Mais tarde fui diretor de uma escola de 1º e 2º grau e não tive maiores problemas de disciplina. Tínhamos um regulamento a ser cumprido por professores, funcionários e alunos e tudo era “cobrado” de acordo com esse regulamento. Funcionava e muito bem. Ah, ia esquecendo, sempre pedi a colaboração dos pais dos alunos que aos poucos foram se interessando pela escola e desse relacionamento colhemos bons frutos. Precisa engajar os pais na solução dos problemas da escola com urgência. Pode não ser fácil, no começo, mas eles entenderão e participarão.
    Curtir
  26. Claudia
    Disciplina é liberdade! Eduque-se!!! Acho excelente existirem escolas militares…

Nenhum comentário: