quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

24 DE DEZEMBRO DE 2016 - SÁBADO

AINDA UMA IMAGEM DA COMEMORAÇÃO SURPRESA DOS 80 ANOS DO CORONEL PM VENTURA EM 23 DE DEZEMBRO, NO AUDITÓRIO DO CENTRO MÉDICO.

DIA    VINTE    E   QUATRO   DE  DEZEMBRO  DE  2016    –    S Á B A D O.
79 anos, 11 meses e 27dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 169º DO ANO 67º
58 anos e 201 dias na PMESP
57 anos e 313 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 973 dias – 500 228 horas.
53 anos e 108 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 284 dias no Posto de Coronel – 345 meses e 12 dias.
5 anos e 170 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 046 dias CORONEL - 25 anos e 10 dias na reserva.
11 130-664 176                          11 046-256 652                             10 772-252 228.
20416 1448213 17414 16115H115 202/  82  135X4:- Em 2000.

DIA INTERNACIONAL DO PERDÃO
DIA DO ÓRFÃO

DIA DE SÃO CHARBEL MAKHLOUF. Nasceu em 8 de maio de 1828, em BÉKA-KAFRA, uma aldeia ao Norte do LÍBANO. Sacerdote católico de rito maronita passou a maior parte da vida como monge contemplativo e solitário, praticando jejuns e penitências, em contínua oração. Recebeu de DEUS o dom de fazer milagres. Sua vida nada ficar a dever às dos antigos monges do deserto. Após sua morte, seu corpo passou a transpirar sangue sempre que tocado. Foi canonizado pelo PAPA PAULO VI em 1977, rompendo uma tradição de quatro séculos, quando a Igreja de ROMA excluía de seu calendário os santos maronitas. O túmulo de SÃO CHARBEL é visitado constantemente e chamado de LOURDES do LÍBANO. O fenômeno de seu corpo continua a ocorrer até os nossos dias.
S
492 a. falece VASCO DA GAMA (1469-1524), em 24 de dezembro de 1524, cumprindo uma missão no ORIENTE a mando de DOM JOÃO III (1502-1557). Explorador e navegador português. Ele foi o primeiro europeu a chegar à ÍNDIA, viajando pela rota que rodeia a ÁFRICA. Seus restos foram enviados para PORTUGAL e sepultados no CONVENTO DE NOSSA SENHORA DO CARMO.
202 a. firmado na BÉLGICA, o tratado de paz entre GRÃ-BRETANHA e ESTADOS UNIDOS, em 24 de dezembro de 1814. A assinatura do TRATADO DE GHENT põe fim à Guerra de 1812, entre os dois países. O acordo marcou o declínio da dependência norte-americana frente à EUROPA e estimulou o crescimento do nacionalismo dos ESTADOS UNIDOS.
TRECHO DO TRATADO DE GHENT: “Deve haver uma paz firme e universal entre a majestade britânica e os ESTADOS UNIDOS, e entre seus respectivos territórios (...) Toda a hostilidade, tanto por mar quanto por terra, deve cessar assim que esse tratado for ratificado por ambas as partes.”
198 a. nasce JAMES PRESCOTT BOULE, físico britânico conhecido, sobretudo, pela investigação na eletricidade e termodinâmica, em 24 de dezembro de 1818.
151 a. do nascimento da KU KLUX KLAN, em PULASKI, uma pequena cidade do Estado americano do TENNESSEE, que prega o fim da raça negra. Os fundadores escolheram o nome em alusão ao termo grego kuklos, que significa “círculo”. A KU KLUX KLAN nascia em 24 de dezembro de 1865, organizada por seis veteranos sulistas. A sociedade se tornaria um dos maiores expoentes de intolerância racial do país. Respeitando a tradição dos clubes de estudantes, CALVIN JONES, FRANK McCORD, RICHARD REED, JOHN KENNEDY, JOHN LESTER e JAMES CROWE batizaram a comunidade com um nome cercado de mistério. CROWE achou divertida a idéia de fantasiar os membros com panos e capuzes. A brincadeira logo mudou de natureza. Os desfiles mascarados realizados pelos seis amigos tinham como objetivo aterrorizar os negros, que acreditavam cruzar com os fantasmas dos confederados mortos em combate. Os sulistas empobrecidos viram nisso uma oportunidade de trazer de volta para o trabalho nas plantações os 4 milhões de negros que ABRAHAM LINCOLN tinha liberado com a Proclamação da Emancipação de 1º de janeiro de 1863.
Para evitar as denúncias, o segredo se tornou um componente essencial da pequena comunidade, ajudado pelo anonimato garantido pelo capuz e reforçado pelo uso de títulos esotéricos e rituais iniciáticos. No começo de 1867, em NASHIVILLE, no TEXAS, a organização adotou uma proclamação de princípios, definindo-se como uma: “instituição cavalheiresca, humanitária, misericordiosa e patriótica” espalhada pelo país. Um “Império Invisível”, dominado pelo Grande Feiticeiro.   
O dever sagrado de qualquer klanista era “a manutenção da supremacia da raça branca na república”. Um objetivo justificado pelas idéias de que os negros não eram verdadeiramente homens e de que os klanistas teriam recebido do Criador um poder sobre as raças inferiores que nenhuma lei humana poderia retirar. Corolário político: apesar de jurar fidelidade à Constituição americana, o klanista prestava juramento de “se preservar” das leis do governo federal. A ruptura com o ordenamento jurídico foi consumada e a KLAN se tornou um contrapoder clandestino. Sustentada pela maioria dos brancos do sul, a organização devia sua eficácia sobretudo a seus altos dignitários, dos quais a maior parte eram antigos oficiais confederados.
Para a presidência da organização foi designada uma estrela lendária do exército sulista, o GENERAL NATHAN BEDFORD FORREST. Ele comandou as tropas que massacraram os soldados negros que se renderam em FORT PILLOW, aos gritos de “Matem os negros!”. Era o homem de que a KLAN precisava. Em 1869 FORREST dissolveu publicamente a organização, mas o ato era na realidade um blefe e sua intenção era colocar o “IMPÉRIO” numa clandestinidade cada vez maior.
Agindo nas sombras, a KU KLUX KLAN desencadeou uma onda de violência racista. Além dos negros, os klanistas atacavam também professores e até políticos republicanos. Diante de tais sucessos, em 20 de abril de 1871 o presidente ULYSSES S. GRANT colocou o grupo na ilegalidade, autorizando o uso da força para dissolver os núcleos. Seis meses depois, foi decretada a lei marcial em nove condados da CAROLINA DO SUL, e o exército realizou milhares de prisões. Por falta de provas, a maioria dos detentos foi solta, mas a derrota foi dolorosa e a KLAN original, aniquilada.
No início do século XX, porém, a organização renasceria. Inspirado pelo filme O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO, de D. W. GRIFFITH, WILLIAM J. SIMMONS decide relançar a KU KLUX KLAN no dia de AÇÃO DE GRAÇAS de 1915. Reunindo alguns fiéis no ALABAMA, SIMMONS incendiou uma imensa cruz de madeira e proclamou: “Eis o Império Invisível tirado de seu sono de meio século”.
A KLAN em “novo formato” retomou a receita que fez o sucesso do grupo antigo, supremacia branca e racismo antinegro, mas acrescentou novos elementos no cardápio: anticatolicismo, anti-semitismo e xenofobia. A partir de 1920, a organização voltou a se expandir. O sul foi “reconquistado” e o norte ficou seriamente tentado. Estima-se que o número de klanistas logo chegou a cinco milhões. Em 1924, 11 governadores e diversos senadores receberam a investidura da KLAN. Fortalecida pela relativa neutralidade da polícia e pelo apoio de diversos magistrados locais, a KLAN multiplicou seus atos de crueldade.
Como reação, a LOUISIANA votou uma lei antimáscara, adotada em seguida por outros estados. A perda de respeitabilidade da KKK, unida a divisões internas, levou à degradação de seu público, apesar e a organização continuar a realizar expedições punitivas. Este foi o início dos anos 1960, quando contava com algumas dezenas de milhares de membros. Desde então, os klanistas se fragmentaram em uma série de pequenos grupos e nunca mais voltaram a ser uma organização de massa.
147 a. falece JOSÉ JOAQUIM FERNANDES TORRES. Nasceu em MARIANA, MINAS GERAIS, em 17 de abril de 1797 {nas anotações de 17 de abril estão as principais referências daquele que foi Presidente da Província de SÃO PAULO (1857/60)}. Falece no RIO, em 24 de  dezembro  de  1869.
145 a. da realização de première da ÓPERA AÍDA, do compositor GIUSEPPE VERDI, no EGITO, em 24 de dezembro de 1971.
135 a. nasce o escritor espanhol JUAN RAMÓN JIMENEZ em 24 de dezembro de 1881. Prêmio NOBEL DE LITERATURA em 1956.
129 a. nasce ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA em 24 de dezembro de 1887. Empresário no ramo de usinas hidrelétricas no interior de São Paulo. Presidente da S.A. O ESTADO DE SÃO PAULO, em 1927. Diretor da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Fundador e presidente do Instituto de Organização Racional do Trabalho – IDORT – em 1931.   Revolucionário de 1932. Diretor de O ESTADO DE SÃO PAULO, em 1932.  Interventor Federal em São Paulo (1933/35/). Criador da Universidade de  São Paulo – USP – em 1934. Governador do Estado de São Paulo em 1935/36. Candidato a presidente da República em 1937. Fundador e membro da Comissão Diretora da União Democrática Nacional – UDN – em 1945. Faleceu em São Paulo, em 17 de maio de 1945.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 24 de dezembro de 1898: a hora a que estiver saindo a nossa folha deve estar se realizando a reunião do comércio e lavoura convocada pela Associação Comercial para representar aos poderes da República contra a emenda do deputado SERZEDELLO CORRÊA, que estabelece as vendas públicas de café, um verdadeiro prejuízo para o comércio dos comissários.
Nessa mesma reunião tratar-se-á também do imposto municipal de 3$000 a 7$000 destinado ao serviço de limpeza pública, assim como da emenda ao orçamento da receita geral que estabelece a exigência de um selo federal e registro dos livros comerciais com capital não inferior a dois contos de réis.
Os delegados doutores RUFIRO TAVARES e REINALDO PORCHAT, comissionados pelo senhor doutor chefe de polícia, deram ontem cerca de uma hora da noite, buscas em diversas casas de jogo, apanhando em flagrante diferentes pessoas. Entre outras casas figura a “CLUB SUL AMERICANO”, instalado à Rua da BOA VISTA, nº 22, onde foi apreendida a roleta e vários pertences de jogo, sendo tudo remetido para a polícia central em carroções do corpo de bombeiros.
A caverna está hoje em festas: o Natal vai ser ali ruidosamente comemorado. Para o baile que realizam hoje reina o maior entusiasmo entre os valorosos TENENTES DO DIABO, que prometem fazer coisas do arco da velha.
O doutor FELIZARDO CAVALHEIRO escreve-nos uma carta declarando que PAULO CAVALHEIRO, preso a 19 do corrente, não é o seu filho PAULO CAVALHEIRO e sim um indivíduo de nome PAULO TUPINAMBÁ CAVALHEIRO. Damos a explicação exclusivamente para satisfazer o doutor CAVALHEIRO, pois ninguém, com certeza, supôs que se tratasse de seu filho.
Graças à intervenção dos doutores CAMPOS SALLES e JOAQUIM MURTINHO, tende a serenar a desinteligência entre os GENERAIS CARLOS TELLES e PINHEIRO MACHADO.
Os estudantes franceses, contrários aos dreyfusistas, provocaram novos conflitos na SORBONNE. Os partidários de DREYFUS defenderam-se conseguindo por fora do edifício os contendores.  
110 a. do primeiro programa de rádio, na véspera de Natal de 1906. Seria na cidade americana de BRANT ROCK, próxima a BOSTON. A novidade foi apresentar uma leitura poética, um solo de violino e um discurso do radialista REGINALD A. FESSENDEN. A intenção da emissora local era atravessar o ATLÂNTICO com suas ondas e impactar também os ingleses.
105 a. da prisão do CABO JOÃO CÂNDIDO, em 24 de dezembro de 1910. Era o líder da REVOLTA DOS MARINHEIROS. Outros dezessete marinheiros rebeldes na ILHA DAS COBRAS foram presos.
106 a. (CURITIBA) Em 24 de dezembro de 1910 o diretor de higiene municipal deu uma minuciosa busca no leite vendido nesta cidade, apreendendo e inutilizando mais de 100 litros de leite falsificado, que com seus exames químicos ficou verificado conter mis de 55 por cento de água.
105 a. Inaugura-se hoje, às 2 horas da tarde, a 1ª Exposição Brasileira de Belas Artes, instalada no andar superior do palácio do Liceu de Artes e Ofícios, na LUZ. Na primeira sala está artisticamente instalada a seção de arquitetura, onde se encontram muitos projetos de edifícios públicos e particulares e muitas fotografias de obras realizadas. A exposição está aberta todos os dias, das 11 horas às 5 da tarde. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 24 de dezembro de 1911).
104 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 24 de dezembro de 1912: Em DELHI, o LORD HARDINGE, vice-rei do império, foi vítima de um atentado. Uma bomba de dinamite atingiu o palanquim sobre o elefante que conduzia o lord, matando o condutor e o guarda-sol, e ferindo o vice-rei em um dos ombros.
102 a. nasce o ex-combatente de 32, JOÃO CARDOSO DA SILVA em 24 de dezembro de 1914.
102 a. primeiro ataque aéreo acontece na INGLATERRA, quando uma bomba é lançada de um avião alemão, em 24 de dezembro de 1914.
97 a. JOHN D. ROCKEFELLER, o homem mais rico do mundo, faz uma doação de 100 milhões de dólares para educação e outras causas filantrópicas, em 24 de dezembro de 1919.
96 a. da última apresentação do tenor italiano ENRICO CARUSO, em 24 de dezembro de 1920.
94 a. nasce AVA GARDNER, em 24 de dezembro de 1922. Famosa atriz norte-americana, desde as décadas de 1940-1950. Ava Lavinia Gardner (Grabtown, 24 de dezembro de 1922 - Londres, 25 de janeiro de 1990) foi uma atriz norte-americana do cinema clássico de Hollywood. Indicada ao Prêmio Oscar, é considerada uma das atrizes mais belas da história do cinema e uma das grandes estrelas do século XX. É um dos mitos da sétima arte e está entre as 50 maiores lendas do cinema da lista do AFI. Conhecida por sua exuberante e fotogênica beleza, é lembrada como: o animal mais belo do mundo. Nascida no condado de Johnston, foi a sétima criança do casal Mary (Molly) Elizabeth Gardner e Jonas Gardner. Ava teve os irmãos Raymond (que morreu, aos dois anos de idade, de uma forma trágica, quando sua mãe, Molly, jogou no fogo, por engano, um detonador de dinamite que explodiu em seguida), Melvin, Beatrice, Elsie Mae, Inez, e Myra. Seu cunhado Larry Tarr era fotógrafo em Nova Iorque e encheu suas vitrines com fotos de Ava Gardner, então com 16 anos de idade. Uma dessas fotos foi vista por um funcionário da Metro Goldwyn Mayer, Barney Duhan que aconselhou Larry Tarr a encaminhar fotos de sua cunhada para o estúdio. O diretor George Sidney gostou do que viu e convidou-a para Hollywood, onde desembarcou a 23 de agosto de 1941. Conseguiu um teste e um pequeno contrato com a produtora a 50 dólares por semana. Foi também modelo da agência nova-iorquina de John Powers. Estudou com professores de dicção a fim de perder o forte sotaque sulino e estreou numa pequena aparição em um filme de Norma Shearer, "We Were Dancing" de 1942 e a partir daí fez uma série de pontas em filmes em que seu nome nem sequer aparecia nos letreiros. Em 1941, Mickey Rooney era o pequeno rei dos estúdios da Metro: fazia um musical chamado "Babes On Broadway", no qual imitava Carmen Miranda, de baiana e maquiagem exagerada. Ava Gardner foi-lhe apresentada nesse dia. Casaram-se em 10 de janeiro de 1942, divorciando-se um ano depois, após uma série de brigas, em 21 de maio de 1943 (no mesmo dia em qua a mãe de Ava faleceu).
Seu segundo casamento deu-se em 17 de outubro de 1945, com o músico, compositor e regente Artie Shaw, homem extremamente culto e inteligente, que tentou fazer dela uma erudita, "inundando" sua vida com obras literárias clássicas e famosas. Esse casamento também não deu certo, durando apenas um ano e sete dias. Seu último casamento foi com o célebre cantor Frank Sinatra, em 7 de novembro de 1951 e durou dois anos, embora a separação oficial só ocorresse em 1957. Ela nunca teve filhos e nem se casou mais, embora tenha mantido um romance com o toureiro Luis Dominguin por alguns anos. Também teve um caso amoroso nos anos 1940 com o aviador bilionário Howard Hughes que durou até os anos 1950. Para o cineasta Cecil B. DeMille, Ava era "a mulher mais linda do mundo". Nos estúdios ela era definida como possuidora de um olhar de gata, por isso o poeta Jean Cocteau a definiu como o "mais belo animal do mundo".
Por Angus MacSwan
SÃO PAULO (Reuters) - O que a lendária estrela de cinema Ava Gardner e o líder cubano Fidel Castro fizeram para encontrar-se em Havana nos primeiros dias da revolução cubana? E o que a atriz fez que tanto incomodou o líder argentino Juan Perón? Uma nova biografia de Ava Gardner, "Love is Nothing" (O amor não é nada), de Lee Server, revela detalhes sobre alguns encontros divertidos entre a atriz tempestuosa e os homens fortes latino-americanos. Gardner visitou Cuba na fase pré-revolucionária e em algumas ocasiões se hospedou na casa do escritor Ernest Hemingway, nos arredores de Havana, onde os banhos de piscina que tomava nua ficaram famosos. A atriz voltou a Havana no verão de 1959, após a vitória de Fidel Castro. "Ava era fascinada pelas histórias e fotos do carismático libertador barbudo de Cuba. E o comandante sentia interesse semelhante pela estrela de filmes americanos", escreveu Server. Os dois se encontraram e Fidel levou Gardner numa visita turística a seu quartel-general, no hotel Hilton de Havana. Eles tomaram uma "cuba libre" sentados no balcão do hotel, com vista para a cidade. Castro lhe contou sobre a revolução e sobre seus sonhos para o futuro de Cuba. Fidel a impressionou muito, apesar de usar meias diferentes em cada pé. Ava lhe perguntou se ele odiava os norte-americanos, e Fidel respondeu que odiava apenas Richard Nixon. Ao que parece, a atriz, que era conhecida por sua vida amorosa fogosa, incomodou a tradutora de Fidel Castro, Ilona Marita Lorenz, de 19 anos. Lorenz achava que Gardner perseguia Fidel e disse ter interceptado bilhetes da atriz endereçados a ele. As duas mulheres tiveram uma discussão no saguão do Hotel Nacional. Gardner deu um tapa em Lorenz no elevador, e um agente de segurança cubano sacou sua arma para restaurar a ordem. Fidel pôs fim aos encontros com Gardner, e, de acordo com o livro, ela encontrou consolo nos braços de um de seus colaboradores.
EMPANADAS COM O CASAL PERÓN: - Exilado da Argentina após um golpe de Estado em 1955, Juan Perón mudou-se para Madri em 1960 com sua noiva, Isabel. Gardner já vivia na capital espanhola havia muito tempo e era dona do apartamento em cima do de Perón, num edifício da Praça Argentina. De acordo com Server, Perón admirava a atriz havia muito tempo. Ela não era partidária da política dele, mas tentou ser amável. "Isabel prepara empanadas deliciosas, e Ava de vez em quando descia para comê-las na cozinha dos Perón, enquanto Isabel se sentava e conversava, sem ciúmes, sobre como a falecida Evita ainda era a mulher mais importante na vida de seu marido", conta o livro. A relação de boa vizinhança azedou quando os Perón se queixaram das barulhentas festas de flamenco promovidas pela atriz, que duravam a noite toda. "Ava disse que ele com frequência saía para o balcão e fazia discursos para uma imaginária multidão de partidários e que ela e sua empregada saíam para sua própria varanda, como provocadoras, e gritavam 'Perón é um maricas"', relata o livro. Ava Gardner, que estrelou filmes como "As Neves do Kilimanjaro" e "A Noite do Iguana", morreu em Londres em 1990, aos 67 anos. Perón faleceu em 1974, com 78 anos de idade. Fidel Castro vai completar 80 anos em agosto. O livro também relata a malfadada viagem de Ava Gardner ao Rio de Janeiro em 1954 para divulgar o filme "A Condessa Descalça". Foi pouco após o suicídio do presidente Getúlio Vargas, e os agentes da atriz temiam que uma revolução pudesse eclodir no país. Mas o tumulto que de fato ocorreu foi de natureza diferente. Quando Gardner chegou ao aeroporto do Rio, a multidão que a aguardava quebrou a barreira policial e invadiu a pista. Quando a atriz finalmente conseguiu chegar a um táxi, o carro não conseguiu partir, então, segundo o livro, ela bateu na cabeça do motorista com seu sapato. Em seguida, ela não gostou do hotel a que foi enviada e exigiu hospedar-se no Copacabana Palace Hotel, mais elegante. Numa discussão com o gerente do primeiro hotel, bebidas foram atiradas no chão, e segundo notícias que chegaram à imprensa ela teria quebrado objetos no hotel. Gardner decidiu encurtar sua viagem e permaneceu fechada em sua suíte no Copa. Mas, em sua última noite no Brasil, ela saiu às escondidas, depois da meia-noite, e fez uma tour pela cidade, incluindo suas favelas, e terminou assistindo ao nascer do sol na praia.
82 a. da realização da primeira greve da empresa de CORREIOS E TELÉGRAFOS, no BRASIL, em 24 de dezembro de 1934.
75 a. durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, o Oitavo Exército Britânico captura BENGHAZI, na LÍBIA, das forças alemãs, em 24 de dezembro de 1941.
66 a. nasce DONA EMÍLIA, nossa vizinha de frente, em 24 de dezembro de 1950.
65 a. da proclamação da LÍBIA como MONARQUIA INDEPENDENTE,  libertada do domínio italiano, durante a 2ª GRANDE GUERRA, no dia 24 de dezembro de 1951.
65 a. do aumento do salário mínimo, pelo presidente GETÚLIO VARGAS, em 24 de dezembro de 1951. O salário mínimo estava congelado havia oito anos, de CR$380,00 para CR$1.200,00.
64 a. nasce SIEGFRID ZADEMACK em 24 de dezembro de 1952. Artista independente desde 1980, suas imagens permitem deslizar-se em dimensões metafísicas, entre a ironia e o humor da insondável profundidade de nossas almas. 
63 a. na noite de NATAL, o vulcão RUAPEHU, em TANGIWAI, entra em atividade e uma enxurrada de lama e água desce o Rio WHANGAEHU, destruindo e levando embora uma ponte, em 24 de dezembro de 1953. O trem noturno WELLINGTON-AUCKLAND mergulha na cratera e mais de 150 pessoas perdem sua vida. Nessa data, todos os anos, um trem para na ponte reconstruída para o maquinista deixar uma coroa de flores em homenagem às vítimas.
53 a. das anotações feitas em 24 de dezembro de 1963 (terça-feira). ANO 14º - MÊS 6º - DIA 168º - 5 anos e 202 dias na FORÇA PÚBLICA – 109º dia como ASPIRANTE – 96º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
VÉSPERA DE NATAL!!
O mundo humano tem nessa época algo de muito bom, que se traduz na fraternidade dos povos unidos pelo calor cristão da data que representa o excepcional.
O BATALHÃO DE GUARDAS terá seu expediente marcado para iniciar-se às 9 horas. Essa época natalina sempre me surpreendeu de férias; quer férias estudantis quando estava no Ginásio ou no Científico, quer quando era aluno oficial. Agora isso terminou e eis-me agitado no trabalho normal do quartel.
Eram 7:30 horas quando rumo para o BATALHÃO DE GUARDAS. Ali vou-me encontrar com os colegas, principalmente os Aspirantes MENDES, GIRALDI, AMÉRICO e BORINI SOARES.
Às 9 horas temos a revista do Batalhão. Uma novidade acontece na 3ª Companhia. Sai o ASPIRANTE AMÉRICO, que vai para a 1ª Companhia e se apresenta o 2º TENENTE OLEGÁRIO HAMILTON DE CARVALHO.
Tento fazer um Termo de Exame de Material Inservível, mas o ASPIRANTE MENDES vem me solicitar auxílio com o Conselho de Disciplina do CABO CASTORINO, que está atrasado. Fizemos hoje as inquirições das 5ª e 6ª testemunhas.
O MAJOR ALOÍSIO, Comandante Interino, reúne o Batalhão no pátio interno e faz a sua saudação de Natal para a tropa, num ato simpático e louvável. Depois reúne os oficiais no saguão e nos cumprimenta um a um. O mesmo faz o CAPITÃO HÉLIO GUAYCURU DE CARVALHO, Sub Cmt interino.
Deixaria o Batalhão depois desses gestos simpáticos de nossos superiores, levando comigo o otimismo de dias melhores.
Em meu lar chego às 14 horas. Almoço e descanso. À tarde vou procurar o CABO RIBEIRO, que sabe aplicar injeção, para vir até meu lar aplicar uma de RODICILINE em meu filho MÁRIO, que ainda não sarou de sua gripe.
A véspera de NATAL apresenta muita coisa boa no sentido da “boa vontade” e, assistindo programas de televisão, pude assistir momentos agradáveis dessa importante noite que antecede a máxima data do ano.
Nesse 1963 preferi passar tanto a véspera como o NATAL em casa, ao lado de minha esposa e filhos, não indo a POÁ.
52 a. dos apontamentos registrados em 24 de dezembro de 1964 (quinta-feira). 15º ANO - MÊS 6º - DIA 168º - 6 anos e 203 dias na FORÇA PÚBLICA - 215 dias como 2º TENENTE - 462 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
São 9 horas quando deixo a cama. Ainda chove, chegando-se a conclusão que passamos toda a noite assim.
Acontece que aos poucos a chuva vai-se tornando mais fraca e, lá pelas 10 horas, o tempo melhora e a véspera de NATAL é um tanto agradável. Até um sol fraco chega a despontar no céu cinzento.
Aproveito para sair. É dia de feira. O povo faz suas últimas provisões para o NATAL e a feira não foge a sanha daqueles que deixam as coisas para a última hora.
Passo pelo Posto Policial, encontrando-me com o soldado FLORISBELO FURTADO DA ROSA. Durante bom tempo ficamos defronte o restaurante do senhor DUARTE, assistindo o movimento da feira e, às vezes, conversando com os conhecidos.
O Senhor DUARTE fornece almoço e janta para os detentos de ITAQUAQUECETUBA e isto faz com que fôssemos até a cadeia pública daquele local. É uma viagem interessante, pois eu não conhecia ainda a cadeia de ITAQUÁ. O comandante do destacamento, ali, é o CABO APARECIDO, que, em 1957 e 1958 foi meu aluno como soldado. O CAPO APARECIDO vai "aparecer" depois na encrenca dos princípios de 1962, quando esquecendo os benefícios que lhe fiz, enreda-me num IPM que sofri como aluno oficial do 2º CFO por inveja e despeito de um meu concunhado, o WALTER, casado com a ROSA (irmã da MARIA), que envenenou um tenente da Força Pública, caluniando-me de tal maneira que quase minha carreira da Escola de Oficiais poderia ter sido interrompida.
Em frente à cadeia pública há um bar cujo dono é sogro do 2º TENENTE CÂNDIDO, do 7º BP (SOROCABA). Converso com esse senhor durante alguns minutos, pois o CÂNDIDO foi meu colega na Escola de Oficiais. Ainda na cadeia pública posso encontrar diversas praças conhecidas - JOSÉ DE SOUZA, ALFREDO FARIA e outros. O JOSÉ DE SOUZA, por exemplo, também foi meu aluno em 1957, sendo que o conheço desde 1955, quando tentei entrar na FORÇA PÚBLICA como soldado, época em que a 1ª COMPANHIA INDEPENDENTE era comandada pelo então CAPITÃO NELSON SIMÕES SCHEFFER DE OLIVEIRA, atualmente TENENTE-CORONEL Ajudante Geral do Quartel General.
Após rever antigos conhecidos e verificar o progresso que está tendo ITAQUAQUECETUBA, retorno com o Senhor DUARTE e soldado FLORISBELO para POÁ.
São mais de 13 horas quando volto ao lar de meus pais, fazendo então minha refeição. Não saio à tarde. Prefiro ler um pouco e puxar gostosa soneca. Já não chove mais e o tempo melhora. A véspera de NATAL apresenta-se alegre, apesar de tudo.
Penso em ficar mais tempo em POÁ. Acontece que vem novamente a chuva por volta das 18 horas e tudo se complica. Mudo de idéia e me preparo para embarcar no trem das 20:24 horas.
Quando deixo o lar de meus pais, estes esperam ainda a chegada de meu irmão que, até este momento não chegara. Naturalmente a viagem de RIO CLARO até POÁ é um tanto dificultada pela distância.
A chuva não pára. Enfrento-a para tomar o ônibus ESTAÇÕES e VILA AURORA, sendo que, na Avenida TIRADENTES molho-me bastante, principalmente por estar trajado civilmente.
São quase 23 horas quando chego em casa. A véspera de NATAL não é nada agradável.           
51 a. faço o registro das seguintes anotações em 24 de dezembro de 1965 (sexta-feira). ANO 16º - MÊS 6º DIA 167º - 7 anos e 203 dias na FORÇA PÚBLICA - 580 dias como 2º TENENTE - 827 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O expediente no Batalhão está marcado para 9 horas, tendo em vista que hoje é VÉSPERA DE NATAL. Assim é que posso ir mais descansado para o quartel, embarcando às 8:10 horas.
A tropa forma em quarto uniforme. Há, inicialmente, sorteio de presentes para as praças casadas. Isto faz com que o BG viva momentos de alegria, revivendo o espírito de NATAL.
Às 10 horas, a Cantina serve aos soldados, cabos e sargentos sanduiches e refrigerantes. Logo mais há uma reunião de oficiais, sob a presidência do MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA, uma vez que o COMANDANTE ANSELMO tinha ido cumprimentar, em palácio, sua Excelência, o Governador de Estado. Há entre os oficiais begeinos um espírito de camaradagem muito diferente que em outros batalhões. Há, acima de tudo, amizade e compreensão no que se refere ao trabalho. Hoje, com essa singela comemoração da Véspera de NATAL, fica mais entrelaçado o entendimento entre a oficialidade do BG.
Às 12:36 horas, temos o encerramento do expediente, completamente diferente dos outros. A única nota triste é aquela no que se refere ao Oficial de Dia, TENENTE GÉRSON DE OLIVEIRA, que assume o serviço num dia tão significativo como este e, ainda por cima, adoentado.
Almoço com minha família, quero passar, tanto a véspera de NATAL, como o próprio NATAL, juntamente como vivo durante todo o ano, ao lado de minha mulher e filhos. Em outras oportunidades, ou seja, em NATAIS passados, costumava ir à POÁ, visitar meus pais. Acontece que, assim agindo, minha esposa e filhos ficavam relegados a um plano secundário, pois meus pais não gostam de MARIA e, o que é pior, nem conhecem meus filhos. Pensando melhor, acho que o plano mais importante é aquele de bem viver com minha mulher e, se meus pais não querem conhecer meus filhos, então têm de arcar com essas consequências naturais.
À noite, comemoramos da data assistindo televisão e assim vamos passar a véspera natalina. Damos uma volta pela VILA AURORA e quando são 2 horas da madrugada é que vamos deitar. 
50 a. do registro dos acontecimentos em 24 de dezembro de 1966 (sábado). ANO 17º - MÊS 6º - DIA 168º - 8 anos e 203 dias na FORÇA PÚBLICA – 10º dia como 1º TENENTE – 263 dias na 2ª Companhia Independente.
Ontem chegara tarde em casa e mais tarde ainda fui dormir, procurando raciocinar com minha mulher o que ela deve fazer para ficar livre do garoto de 14 anos, seu parente. Não o quero em casa e a situação como está não pode perdurar por muito tempo. Nesta manhã, penso em rumar para POÁ, pois não suporto a presença dessa pessoa indesejável, em meu lar. O tempo melhora,mas chuvisqueiros esparsos ainda se fazem sentir.
Durante algum tempo procuro arrumar uma porção de coisas em casa e, quando vou sair, são mais de 12 horas.
Converso com o SUBTENENTE OSCAR DE CARVALHO, do 9º BP. Pego o ônibus das 12:20 horas e assim vou até a Avenida TIRADENTES. Ali, embarco no ESTAÇÕES  e, durante o trajeto, leio a reportagem sobre o pavoroso desmoronamento que enlutou VILA GALVÃO: - “Eram 9 de manhã, da chuva de lama e tijogos, só se salvaram três pessoas da família do pedreiro JOSÉ ANTONIO DE OLIVEIRA; a mulher DURVALINA que está no Pronto Socorro de SANTANA, com a perna quebrada, e seus dois filhos, CLÁUDIO, de 10 anos e, MIGUEL, de 14, com pequenos ferimentos”. Desse desastre pereceram onze pessoas, pertencentes a duas famílias.
Em SANTOS, o edifício VISTALINDA, de 48 apartamentos, perto da ponte PENSIL, caiu para trás e agora está quebrado ao meio e encostado no MORRO DOS BARBOSAS, em SÃO VICENTE.
Em ROOSEVELT, embarco no trem que sai às 13:35 horas. Vai cheio e o que mais amola são os embrulhos. Apesar de tudo, a viagem agrada por outros motivos.
Em POÁ, passo pelo Posto Policial. Ali me encontro com os SOLDADOS MIGUEL, ELSIO, VIANA. Durante alguns momentos permaneço ali, inclusive jogando dominó.
Encontro-em com meus primos LAÉRCIO e APARECIDO. Vêm-me contar coisas que aconteceram na madrugada de 20 de dezembro. O SARGENTO OSVALDO, comandante do Destacamento local, surpreendeu três mulheres em atitudes suspeitas, bem no centro da cidade. Levou-as para a Delegacia e, ali, passou violenta reprimenda a elas. Tratava-se de VERA LÚCIA (amante de meu primo APARECIDO), SUELI e REGINA. Acontece que meu parente ficou sabendo e invadiu a delegacia, em defesa das mulheres. Segundo consta, estavam sendo espancadas. O SARGENTO OSVALDO perdeu a calama e, ante a insólita atitude de meu primo, quis prendê-lo em flagrante. Houve alguns bofetões, sopapos e pontapés e o APARECIDO conseguiu se safar. Agora, meu primo quer ter razão e partir para uma represália contra o sargento.
A véspera de NATAL em POÁ está sendo prejudicada pelo mau tempo. Acontece que as chuvas estão se afastando aos poucos. Em casa de meus pais tudo está normal. Ali permaneço durante toda esta tarde e somente saio após às 20 horas. Vou ao CINE JÓIA e assisto o seguinte programa:
007 E MEIO NO CARNAVAL: filme cômico nacional com CHACRINHA, COSTINHA, ANNIK MARVIL e outros astros do cinema brasileiro. É uma sátira aos filmes do famoso espião 007. Não aprecio muito essa película.
ESTRANHO MALEFÍCIO: filme maçante, onde um veterinário apaixona-se por uma mulher extremamente perigosa,  por ter aprendido a arte da magia negra, na ÁFRICA. A esposa do veterinário começa a sofrer uma série de acidentes, mas o deslindar do mistério traz outras surpresas.
Deixo o CINE JÓIA. São 23 horas e o pessoal ruma para a igreja. O movimento é inusitado e, em POÁ, isso acontece uma vez por ano.
Encontro-me com TIO WASHINGTON e primo APARECIDO. Durante muito tempo converso com os mesmos e, enquanto isso, transcorre a famosa MISSA DO GALO. Por volta da uma hora da madrugada o povo deixa a Igreja.
Não vou deitar em casa de meus pais, pois meu irmão CARLOS veio de RIO CLARO, acompanhado da esposa e está passando os dias no lar paterno.
O APARECIDO cede seu quarto, em casa de TIA ANTONIETA, pois mais passar o resto da noite com a VERA LÚCIA. Antes, lá pela 0:30 hora, vamos comer um frango no RESTAURANTE LÍDER.
A madrugada poaense é cheia de acontecimentos próprioso dos tempos festivos de NATAL. No restaurante, vamos encontrar muita gente conhecida e somente vamos deixar esse lugar quando são mais de 2 horas da madrugada.
Meu primo ruma para a casa da VERA LÚCIA, que está grávida de sete meses. Vou pernoitar em casa de TIA ANTONIETA e ali vou conhecer o lado bom de meu primo. Criou ele telas primorosas, com cenas de intensa sensibilidade. Como pintor é um verdadeiro artista. É uma pena que se tenha pervertido na malandragem.
Entro dessa maneira na data máxima do ano – o NATAL.      
46 a. do lançamento de “ARISTOGATAS”, pela DISNEY, em 24 de dezembro de 1970. Foi o primeiro desenho animado de longa duração depois da morte do criador dos estúdios.
40 a. TAKEO FUKUDA torna-se o novo primeiro-ministro japonês, em 24 de dezembro de 1976.
40 a. pugilista ÉDER JOFRE, campeão mundial de peso-galo e peso-pena, vence o italiano ENZO FARINELLA, no RIO GRANDE DO SUL, em 24 de dezembro de 1976.
38 a. das anotações de 24 de dezembro de 1978, um domingo: “Recebemos a visita do PM MENESES, nosso velho conhecido do 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”, antigo 31º BPMM e CPC (para onde eu o levei em 1974). LUCINDA apronta as coisas para passar o NATAL com sua irmã ESMERALDA. Leio “ELA AINDA RESPIRA”, de MARIE BUCHANA. A MISSA DO GALO, diretamente da Basílica de SÃO PEDRO, rezada pelo PAPA JOÃO PAULO II. O filme “A LENDA DE DAVID”.
74 a. falece a madrinha da LUCINDA, tia AMÉLIA, esposa do tio MARIANO, em 24 de dezembro de 1979. Seu tio MARIANO faleceu em 19 de dezembro de 1992.
34 a. nasce o ANDRÉ, filho do HÉLIO PALMIERI e ZEZÉ, neto do JOÃO DE DEUS NOGUEIRA, em 24 de dezembro de 1982.
32 a. falece a cantora DORA LOPES, em 24 de dezembro de 1984.
31 a. falece o ator PETER LAWFORD, no dia 24 de dezembro de 1985.
28 a. das seguintes anotações: nesta quinta-feira os PMs SOARES E EDIVAL vêm me buscar com a viatura COMANDO ANCHIETA. No 2º BPChq recebemos os tradicionais cumprimentos de Natal. Alguns são sinceros, outros hipócritas. Conhecemos estas coisas com o transcorrer dos anos. Temos de visitar muitos comandos nesta véspera de Natal.
Mais tarde, posso ter um pouco de sossego com os oficiais mais achegados. Com eles, procuro fazer um balanço do que foi 1987. Na televisão, vemos os preparativos para o NATAL 87 nas várias partes do BRASIL, na INGLATERRA, ESTADOS UNIDOS e outros países.
Visita-me o MAJOR PM RENATO CÉSAR MELLO. Fala a respeito do CPA/M-6, comandado pelo CORONEL PM ALFREDO FERREIRA DE CAMARGO FILHO. Estão aguardando, nesse CPA, a chegada do TENENTE-CORONEL PM AURÉLIO. Também recebemos as visitas do SANDRO, ANTÔNIO PAIXÃO e outros conhecidos.
Com a LUCINDA, visitamos sua mãe, Sr. ANTÔNIO, DORA e as crianças MARCELO, ALEXANDRE e KELLEN CRISTINA. A LUCINDA é convidada para uma ceia na casa de sua sobrinha SILVANA, perto de onde moramos. São mais de 22 horas quando chegamos nessa residência.
SILVANA, EDUARDO, SILENE, SIMONE e dona MARIA (irmã da LUCINDA) encontram-se reunidos na ceia de Natal. Com esses familiares permanecemos até de madrugada, iniciando a data natalina.
A GISLEIDE não veio buscar o PAULO CÉSAR (seu filho) como costuma fazer. A MARLENE encontra-se com a família do novo namorado, o TADEU. O JOÃO GOMES permanece muito tempo na rua e retorna para casa.
Nesta data está sendo comemorado o centenário de nascimento de ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA.
29 a. suicídio BARBRO PETERSON, em 24 de dezembro de 1987.
28 a. do CRIME DA RUA CUBA - assassinado o casal JORGE BOUCHABKI e MARIA CECÍLIA DELMANTO BOUCHABKI. Na manhã de 24 de dezembro de 1988, as empregadas da casa da RUA CUBA, 190, no JARDIM AMÉRICA, bairro nobre da zona sul da Capital, acordaram e começaram a preparar o café. Era véspera de NATAL. Serviram dois dos três filhos do casal JORGE TOUFIC BOUCHABKI e MARIA CECÍLIA e ficaram esperando pelos patrões. O terceiro filho, JORGINHO, tinha ido bem cedo para a casa da namorada. A porta trancada chamou a atenção das empregadas. O casal, em razão da doença respiratória da filha caçula, não tinha o hábito de fechar a porta. JORGE e MARIA CECÍLIA não atendiam o interfone do quarto. Os policiais do Departamento de Homicídios foram chamados e tiraram os pinos da porta para abri-la. Quando entraram, encontraram JORGE e MARIA CECÍLIA na cama cobertos por um lençol. O advogado tinha recebido um tiro na testa. A mulher tinha duas perfurações frontais e sinais de paulada. A arma do crime nunca foi encontrada. O filho mais velho chegou a ser acusado pela polícia e pelo Ministério Público de ser o autor do crime. A família apontou como suspeitos um ladrão que entrara anteriormente na casa pela sacada do quarto e empresários que tinham discutido com BOUCHABKI. JORGINHO foi inocentado pela Justiça e o processo foi arquivado.
27 a. MANUEL ANTÔNIO NORIEGA, ditador do PANAMÁ, pede asilo na embaixada do VATICANO, depois que os ESTADOS UNIDOS invadem o país, em 24 de dezembro de 1989.
26 a. do assassinato do PM MANOEL DA SILVA COUTO NETO, em 24 de dezembro de 1990.
24 a. do GOLPE NO SURINAME, em 24 de dezembro de 1990.
26 a. falece o cronista RUBENS BRAGA, aos 77 anos, em 24 de dezembro de 1990.
25 a. do falecimento do diretor da EDITORA NOVA FRONTEIRA - SÉRGIO LACERDA, filho de CARLOS LACERDA, em 24 de dezembro de 1991.
25 a. transf. para a reserva: CORONEL PM  PAULO  MACHADO, CORONEL PM ADRIANO AUGUSTO CEPEDA, CORONEL PM FRANCISCO JOÃO FERRO (FALEC.), CORONEL PM NELSON FREIRE TERRA (falecido) e CORONEL VLADIMIR DE OLIVEIRA REIS, em 24 de dezembro de 1991.
23 a. da publicação na revista inglesa NATURE do “mapa físico da primeira geração do genoma humano”. Este mapa abrange 83% do genoma. Preparado por dois pesquisadores franceses, DANIEL COHEN e JEAN WEISSENBACH, e um russo, ILYA CHUMAKOV. Foi uma verdadeira revolução, bem como uma proeza, porque a equipe francesa queimou os laboratórios norte-americanos, já que a operação PROJETO GENOMA HUMANO tinha sido lançada em WASHINGTON, em 1990. Publicação de 24 de dezembro de 1993.
22 a. falece o dramaturgo inglês JOHN OSBORNE, em 24 de dezembro de 1994.
22 a. os japoneses anunciam a criação do menor robô do mundo, com 0,5 centímetro cúbico e 8,7 gramas, em 24 de dezembro de 1994.
21 a. falecem: a mãe do governador MÁRIO COVAS, DONA ARMINDA CARNEIRO NETO e o ator inglês PATRICK KNOWLES, em 24 de dezembro de 1995.
21 a. pela primeira vez na história da TURQUIA, o Partido Islâmico é eleito democraticamente, obtendo 21% do voto nacional, em 24 de dezembro de 1995.
19 a. falece o mais conhecido ator japonês do século, TOSHIRO MIFUNE, aos 77 anos, num hospital de TÓQUIO, de causas não divulgadas. Em 24 de dezembro de 1997, anotei em minhas memórias: “Às 5 horas, tal como na Véspera de NATAL de 96, LUCINDA levanta para tratar do PM JOÃO que irá trabalhar de 24 para 25 no CSM/AM durante todo o desenrolar do dia. Aí ela não mais pára. A MARLENE prepara a cozinha e a CEIA DE NATAL. Ela está sem o namorado, JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, chegando hoje na cidade de GRAVATAZINHO – PERNAMBUCO – após uma viagem de 48 horas. A operação do jogador VIOLA, do PALMEIRAS, foi mais delicada do que parecia. Houve afundamento do osso da base da órbita e também fratura do nariz. Foi feito um trabalho de reconstrução, retirando-se fragmentos de osso do nariz para montar a base. O complicador da operação foi o fato de o nervo ótico ter entrado no osso fraturado. Inaugurado o BALÃO TURÍSTICO do IBIRAPUERA. O vôo inaugural foi hoje de manhã. Na madrugada, GUARULHOS foi acordado com um incêndio na Favela da PONTE GRANDE. Os menores JÚLIO RODRIGUES GALIZA, de 3 anos, e LUCAS RODRIGUES GALIZA, de 2 anos, morreram carbonizados em um dos oito barracos que pegaram fogo. A mãe, VALÉRIA GALIZA, grávida de 8 meses, havia ido a um velório e tinha deixado as crianças dormindo. O governo federal assumiu hoje o controle do BANESPA, ponto mais importante do pacote de socorro financeiro ao governo paulista. A CEAGESP e a FEPASA também são federalizadas. Pela televisão também assistimos as festas natalinas pelo Estado, pelo BRASIL e em várias faces do mundo. Pela  primeira vez, depois de 28 anos da ditadura de FIDEL CASTRO, CUBA comemora o NATAL. Complicada é a festa natalina na CISJORDÂNIA, dominada pelos muçulmanos. O PAPA JOÃO PAULO II não rezará a missa do galo, tal como aconteceu em 1996, por recomendação médica. Enquanto aguardamos a CEIA DE NATAL, passo horas na biblioteca, recordando natais passados, meus aniversários e o final de alguns anos. Releio os dias 20 a 31 de dezembro de 1978 a 1984. Também revejo os dias 27 a 31 de dezembro de 93 a 96. Um pouco antes da meia–noite, LUCINDA e MARLENE servem a CEIA DE NATAL. MARLENE perdeu horas a fio no sentido de proporcionar um ambiente bem característico da época, com velas, laranjas com cravos, enfim uma série de detalhes que dão um toque especial à CEIA. De última hora surge um convidado conhecido da MARLENE, o MILTON. Participa da nossa ceia. O PAULO CÉSAR está mais interessado nos companheiros da nossa rua, mas entra e sai a toda hora. Mantivemos vários contatos telefônicos com: MÉRCIA (conta que o DALMIRO recuperou-se bem do derrame); Cel. PISANI (seu filho foi declarado aspirante a oficial em 6 de dezembro e classificado no 14º BPMM – OSASCO); Cel. GUNTHER e sua esposa dona CLEONICE; Major Ref. ARLINDO DE MOURA, companheiro dos bancos escolares da Escola de Oficiais; minha mãe; MARGARIDA e outras pessoas. Nos primeiros minutos do NATAL 1997, LUCINDA é muito cumprimentada pelos vizinhos.  
18 a. das seguintes anotações em 24 de dezembro de 1998: quando o relógio desperta – 5:45 horas – já encontro LUCINDA acordada e reinando na cozinha. Vai acordar o JOÃO GOMES pra que ele leve a noiva FÁTIMA ao serviço. LUCINDA é obrigada a colocar as horríveis meias kendall por causa de dores na perna esquerda. Queixa-se também de dores no tornozelo do pé direito. Isso a deixa irritada, mas trata de todo o serviço da casa. A MARLENE começa a preparar a CEIA DE NATAL. Na biblioteca, procuro colocar em dia a leitura de minhas memórias. Faço a viagem ao passado, relembrando natais que já se foram, bem como aniversários meus nos anos 1969 a 1973 e os fins desses anos. Releio os dias 15 a 31 de dezembro dos mesmos. Uma notícia triste nesta véspera de NATAL. Em DIADEMA, na Rua GUARAPICICA, foi executado com onze tiros o SARGENTO PM TENISON REGINALDO DE SOUZA, de 47 anos. Ele esperava sua esposa MARIA DO CARMO comprar pão no Supermercado JULIDEL. TENISON trabalhava em serviço burocrático na seção judiciária do 22º BPMM. Era dono da RádioComunitária ABC, em DIADEMA. Na tarde, foi morto a tiros, ao reagir a um assalto no Mercadinho da Rua COMENDADOR GIL PINHEIRO, na VILA CARRÃO, o PM MAURÍCIO JANECK, da 3ª Companhia do 3º BPMM.
Transcorre muito rápido esse dia. Faleceu no dia 23 de dezembro o Professor ANTÔNIO DE BARROS DE ULHÔA CINTRA. Professor emérito da Faculdade de Medicina da USP, foi reitor da Universidade SÃO PAULO e secretário da Educação, na gestão ABREU SODRÉ. Membro de diversas instituições científicas nacionais e internacionais, era sócio de várias instituições médicas. Deixa mais de 200 trabalhos de sua especialidade (clinica médica) publicados em revistas médicas. Possuía diversas medalhas e comendas nacionais e internacionais. Viúvo de dona GRACIE DE ULHÔA CINTRA, deixa as filhas dona REGINA e dona LELIA.
LUCINDA e MARLENE apresentam a CEIA DE NATAL, reunindo em casa o JOÃO e o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA. Também passa por aqui a atual namorada do PAULO CÉSAR, uma garota de 20 anos. Com muita alegria nasce o NATAL 98. Estamos tranqüilos nesta noite e apenas as dores que LUCINDA sente são motivos de apreensão. Mantivemos contatos telefônicos com várias pessoas: minha mãe, GERALDO FARIA MARCONDES, SILVEIRA PEIXOTO, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO. Telefonei para o MAJOR PM Ref ARLINDO DE MOURA e quem me atendeu foi sua esposa, dona TEREZINHA. Telefonei também para o senhor AFIF CHACUR e ficou registrada na secretária eletrônica a mensagem natalina que lhe mandei. Notícia triste é dada pela tia COTA. O MOACYR, seu filho e meu primo, deverá sofrer nova intervenção cirúrgica na próxima segunda-feira, dia 29.

17 a. das anotações feitas em 24 de dezembro de 1999 (sexta-feira): JCS continua arrumando o piso do meu quarto, iniciando a colocação das lajotas que a LUCINDA escolheu. Jogo xadrez no computador, perdendo todas as partidas.
LUCINDA cuida da limpeza da casa, durante todo o dia. MARLENE trabalha na cozinha. JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR faz seus costumeiros ensaios no teclado. PAULO CÉSAR levantou por volta das 13 horas (chegou de madrugada) e vai para a rua. Releio minhas memórias: 22 a 31 de dezembro de 1995 a 1998.
Muito barulho na casa dos loucos baianos, vizinhos da frente. Toca-se música sem pé nem cabeça, muito próprio de alienados. Assisto os jornais da GLOBO e da GLOBO. O velório do GENERAL JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO; o casamento de RONALDINHO e MILENE; o seqüestro de um avião indiano; as chuvas que assolaram a VENEZUELA, causando 35 mil mortes; as comemorações da Festa da Véspera de NATAL em diferentes regiões brasileiras; BELO HORIZONTE conta os prejuízos depois do temporal de ontem.
LUCINDA, MARLENE, JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA e eu jantamos lá pelas 21 horas. Cansadas, LUCINDA e MARLENE não vão esperar as 24 horas para fazer a CEIA DE NATAL.
Telefono para minha mãe. Está bem e me aguarda no NATAL.
Uma tragédia abalou o futebol colombiano na Véspera de Natal: o meio-campista JUAN GUILLERMO VILLA, do ATLÉTICO NACIONAL, foi assassinado a tiros por dois motoqueiros no bairro de EL POBLADO, em MEDELLIN. O jogador, de 24 anos, acabara de sair de uma festa de casamento na casa do zagueiro GERARDO BEDOYA, do DEPORTIVO CALI, quando sofreu o atentado.       
EM 1999, PELA MANHÃ, AS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO ANUNCIAVAM A MORTE DO EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GENERAL JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO .
O ex-presidente da República JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO, que fechou o ciclo de governos militares (1964-1985), morreu na manhã de 24 de dezembro de 1999, de parada cardíaca, em seu apartamento, na zona sul do RIO. FIGUEIREDO teria passado mal e seus familiares chegaram a chamar o médico que o assiste, ALOYSIO SALLES.
O ex-presidente, que completaria 82 anos em 15 de janeiro, sofria de problemas respiratórios, além de distúrbios renais, cardíacos e visuais. Até às 13 horas a família do general não havia comunicado a causa da morte, ocorrida por volta das 9 horas.

ACONTECEU EM 24 DE DEZEMBRO DE 2000 :  -      SÁBADO
TRÊS homens armados invadiram a casa de MANOEL GONÇALVES DE SÁ CONDESSA, de 68, fazendo-o refém bem como sua esposa e filho. Depois de três horas de aflição na casa da Rua JOÃO BARBOSA DE OLIVEIRA, em  GUARAREMA, os marginais tentaram furar o cerco da polícia e tomaram um GOL na fuga. A polícia atirou para tentar impedir a fuga e o veículo caiu no córrego Ipiranga. DOIS BANDIDOS MORRERAM  e o terceiro saiu ferido, bem como os reféns RENATO e MARIA ALVES.

O PM ALEXANDRE MARTINS DE OLIVEIRA, do 18o.BPMM, matou a tiros sua esposa JEANE NERES SANTOS, de 25 anos, numa casa da Avenida PARADA PINTO, em VILA NOVA CACHOEIRINHA. DEPOIS, encostou a pistola na cabeça e tentou o suicídio. Foi internado no Hospital do MANDAQUI.

AO TENTAR REAGIR A UM ASSALTO, a P Fem PM FERNANDA PEDRINI MOTA DE OLIVEIRA, do 10o.BPMM, foi baleada. Ela estava a paisana, em seu   OPALA azul, quando surgiu o ladrão. Foi levada para o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.

NO ABC, o PM MARCELO BALBINO também foi baleado durante perseguição a um carro GOL BRANCO, na Avenida DOM PEDRO II. Um dos  ladrões  foi  atingido e um segundo fugiu. MARCELO foi socorrido ao hospital de SANTO  ANDRÉ.  O  marginal  LEANDRO  não  resistiu  aos ferimentos, entrando em  óbito.
   
APROXIMADAMENTE, 75 mil pessoas foram assistir a missa de NATAL da DIOCESE DE SANTO AMARO, celebrada pelo BISPO DOM FERNANDO ANTÔNIO FIGUEIREDO e o padre MARCELO ROSSI, no estacionamento do SHOPPING INTERLAGOS, na Zona Sul.

AFUNDOU NA BAIA DE GUANABARA o Submarino S 21 -TONELERO, o mais antigo de toda a frota brasileira , com 28 anos. Estava atracado no cais do 1o.Distrito Naval, no centro do RIO.

ACONTECEU EM 24 DE DEZEMBRO DE 2001  : -    SEGUNDA-FEIRA
Uma véspera de NATAL caindo numa segunda-feira faz com que seja um dia dedicado ao sossego do lar.
Chuvisca a todo o momento. Ainda estou interessado em colocar minhas memórias no computador. Quando da troca do WINDOWS 95 para 1998 houve perda de certos dados e, hoje, verifico que isso acontece também em parte com o mês de junho. Ao longo de 2002 deverei regularizar esses lapsos com os apontamentos que foram impressos em 2001. Esse trabalho deverá ter início quando começar janeiro.
MARLENE prepara a CEIA DE NATAL com a ajuda de sua mãe. Alguns amigos lembram-se de nós no decorrer do dia. Recebo um telefonema do CORONEL PM Res UBIRAJARA PISANI, residente em ARAÇATUBA. Como irá viajar, já me cumprimenta pelos meus 65 anos, que irá acontecer no próximo dia 27. O senhor GERALDO FARIA MARCONDES também nos telefona para desejar FELIZ NATAL.

O TÉCNICO CARLOS ALBERTO PARREIRA apresenta-se no PARQUE SÃO JORGE como novo treinador do CORINTHIANS. É o substituto de WANDERLEY LUXEMBURGO.

Pelo menos 20 pessoas morreram, entre elas 4 crianças, durante o temporal que castigou o RIO DE JANEIRO por 12 horas seguidas. Ainda há muitos desaparecidos, principalmente em PETRÓPOLIS, na região serrana. A chuva,  com rajadas de vento que chegavam a 81 quilômetros por hora, começou por volta das 20 horas de ontem, domingo e representou o mesmo volume pluviométrico de um mês inteiro. O maior número de vítimas foi em OLAVO BILAC, em DUQUE DE CAXIAS, onde um desabamento deixou seis mortos. As ruas do município viraram rios e o transporte precisou ser feito por botes, o que dificultou o trabalho da Defesa Civil.
Foi a pior enchente dos últimos dez anos. Ainda chove no RIO na noite da véspera de NATAL. As operações de resgate vão continuar durante toda a noite. O governo declarou Estado de Alerta.  

A SANTA SÉ lançou um apelo, pedindo que ISRAEL suspendesse a proibição para que o líder da AUTORIDADE PALESTINA, YASSER   ARAFAT, pudesse viajar de RAMALLAH – onde se encontra confinado – até BELÉM, para participar da MISSA DO GALO, como faz desde 1995. Mas o governo de ARIEL SHARON mantinha-se inflexível até o início da noite, ordenando o reforço do cerco militar a RAMALLAH. O clima de enfrentamento esvaziou completamente as comemorações do NATAL deste ano em BELÉM, a cidade onde CRISTO nasceu. Sobram vagas nos hotéis e as ruas permanecem quase vazias, sem a agitação que caracterizava a cidade nesta época do ano. NA PRAÇA DE SÃO PEDRO (VATICANO), as medidas de segurança para prevenir eventuais atentados também foram intensas. Em BOSTON, o homem que queria derrubar um BOEING com explosivos escondidos no  tênis  foi formalmente acusado e pode ser condenado até a 20 anos de cadeia. Mas a quantidade de explosivos no  calçado não  seria  suficiente para  derrubar  o avião, avaliou a polícia da FRANÇA – de onde partiu o avião rumo aos EUA. Já o novo governo afegão, preocupado com a unidade nacional, nomeou um general   da   etnia   usbeque   acusado   de   crueldade   para   o   cargo   de vice–ministro da DEFESA.

Por volta das 21 horas, vamos realizar a CEIA DE NATAL. MARLENE caprichou num pernil. O jantar realiza-se em casa. Apenas estão os familiares: MARLENE, JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, LUCINDA e eu. O PAULO CÉSAR encontra-se com a KÁTYA e o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR não pode ver carne de porco. Ultimamente ele ajudou a matar alguns deles, junto com os companheiros da música e ficou enjoado. Apenas complica a noite de NATAL a bagunça dos loucos baianos. A diversão desses infelizes vizinhos da frente de casa é beber. Tocam a música em volume muito alto, já na madrugada. Perturba o sono dos vizinhos. São uns debochados. Ainda mantive contato telefônico com minha mãe. Diz ela que tudo está bem e aguarda minha presença no NATAL.  

24 DE DEZEMBRO DE 2002  :  -     TERÇA-FEIRA
Fraternidade, paz, solidariedade. E PAPAI NOEL, presentes e muitas luzes. O espírito do NATAL está presente em todo o mundo, reunindo as famílias na comemoração da maior festa cristã do planeta. Cada País vive esse período de uma maneira. No território palestino, o líder YASSER ARAFAT será impedido pela segunda vez seguida de participar da missa na Igreja da NATIVIDADE, em BELÉM. Na LAPÔNIA, terra do PAPAI NOEL, crianças finlandesas “trabalham” duro no escritório do  velhinho.  E nos EUA, um homem vestido de PAPAI NOEL foi detido quando tentava entrar no País cruzando o RIO NIÁGARA, entre FORT ERIE, no CANADÁ, e BUFFALO, no Estado de NOVA YORK. O empresário  JOHN  FULTON,  de  42  anos, usava uma prancha de windsurfe.     
A árvore montada na Praça ALDO CHIORATTO, ao lado do OBELISCO do IBIRAPUERA, se transformou em ponto turístico neste NATAL na Capital. Famílias inteiras e casais de namorados se emocionam ao olhá-la e chegam a tirar fotos da árvore, encantados com o brilho das 950 mil microlâmpadas.
Nas ruas da MÓOCA, pelo 14º ano consecutivo, o empresário RICARDO ZANETIL e mais três amigos fantasiados de PAPAI NOEL, passaram o dia em cima de um caminhão do 3º Grupamento de Incêndio entregando 15 mil brinquedos para crianças. O acionamento da sirene da viatura e a queima de fogos anunciavam a surpresa. Resultado: as crianças tomaram as ruas na MÓOCA. Bolas,  bonecas, carrinhos de plástico e outros presentes foram comprados  pelos  quatro  amigos  com  dinheiro  do  próprio  bolso.  Muitos brinquedos também foram doados.  
Recebo um telefonema  de  meu  companheiro  de  bancos   escolares,   o CORONEL  MARCO  RÉGIS  RAGGHIANTI  CORDEIRO. É uma feliz comunicação, inesperada. Quer o RÉGIS um contato com os colegas e pede-me os telefones dos demais. Diz ele que já telefonou para o PAZELLI, para o MENDES, PINHO, ROCHA e outros. Pretende o RÉGIS que a nossa turma se reúna em 2003, pois estaremos comemorando QUARENTA ANOS da declaração de ASPIRANTES A OFICIAL. Tomara que isso dê certo.
O Sr. MARCONDES diz, por telefone, que conversou com o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO. Parece que tudo está bem  encaminhado  no  caso  da resposta à interpelação judicial. O nosso presidente do MMDC está muito preocupado com a doença de sua esposa. Dona JÚLIA sofre do coração e não pode sofrer emoções, conforme orientação médica.
Cumprimento o MAJOR PM  Ref. ARLINDO DE MOURA, residente em SOROCABA, conforme faço sempre nessa época do ano. Também ligo para o CORONEL ALUÍZIO, cumprimentando-o, bem como sua esposa, dona PASHA (estão residindo em TAUBATÉ). Quero cumprimentar minha tia e madrinha COTA. Ligo para sua casa. Quem me atende é o MANUEL, marido da prima CARMEM. Diz ele que está tudo bem na família e que tia COTA irá para a casa da MÍRIAM (esposa de primo MOACYR), onde passará o  NATAL.
Nos noticiosos da TV, acompanhamos o desenrolar das festas natalinas nos diversos rincões do BRASIL e em outros países.
A MARLENE e o JOÃO vão até a casa dos pais da KÁTYA, onde a família dela está comemorando o NATAL. Também o pequeno IAGO irá completar cinco meses de vida nesta data natalina.

FALECEU nesta véspera de NATAL a prima de minha mãe, MARIA LUIZA, no RIO DE JANEIRO, onde ela vivia sozinha, longe dos parentes. Tinha completado 86 anos no dia 2 de dezembro.

O ator ALTAIR LIMA morreu nesta noite, vítima de um ataque cardíaco, aos 66 anos. Ele estava reunido com a família, em  um  sítio  na  região  de ANGATUBA, preparando-se para a ceia de NATAL. LIMA sofria problemas coronários, mas estava sob tratamento, com acompanhamento médico. Depois de 15 anos afastado da atividade  teatral, ele voltou em setembro, quando estreou o monólogo MENSAGEIRO DA AGONIA – HAMLET, no Teatro SÉRGIO   CARDOSO,   em   que   fazia   uma   releitura  da  obra   de SHAKESPEARE. Ele interpretava HORÁCIO, o amigo a quem HAMLET pede que  conte  sua  história. Com  43  anos  de  carreira,   paulista   de BARRETOS, ALTAIR LIMA saiu dos circos para o palco do TBC, no qual foi diretor artístico em 1967. Em 1969, produziu e interpretou  um  dos principais papéis do musical  HAIR  (em  cartaz  de  69  a  72),  ao  lado  de ARMANDO BOGUS, HELENA  IGNES,  BIBI  VOGEL,  ROSA  MARIA, ANTÔNIO  FAGUNDES,   DÊNIS   CARVALHO,   JOSÉ   WILKER.   O espetáculo  ainda  revelou  SÔNIA BRAGA, NEY LATORRACA, NUNO LEAL MAIA e CARLOS ALBERTO RICELLI, entre outros. Em seguida, veio a ópera rock JESUS CRISTO SUPERSTAR, com adaptação poética de VINÍCIUS  DE  MORAIS,  no  TEATRO  AQUARIUS.  Por  causa  da  peça, ALTAIR foi intimado a ir à BRASÍLIA para ser interrogado. Mas a censura perdeu  para  a  estratégia  eficaz  do  produtor,  que  divulgou  o  espetáculo amplamente na mídia, mesmo antes de mandar o texto para ser examinado pelos censores. Com recursos próprios, o ator, diretor e produtor construiu dois teatros, o PROCÓPIO FERREIRA, na década de 80 e o AQUARIUS, nos anos 70. Na televisão,  foi  protagonista  de  várias  novelas,   destacando-se A   VIAGEM, de IVANI RIBEIRO. Com PROCÓPIO FERREIRA, RODOLFO MAIA, e GLÓRIA MENEZES criou a primeira cooperativa de atores , encenando A INFIDELIDADE AO ALCANCE DE TODOS, de LAURO CÉSAR MUNIZ. No cinema participou do filme XICA DA SILVA, de CACÁ DIEGUES, e BICHO DE SETE CABEÇAS, de LAÍS BODANSKI. A  última  peça  que  fez  foi  O  EXERCÍCIO,  de  J. CARLINO,  ao  lado  de ISABEL RIBEIRO, então sua mulher.
  
Quase à meia–noite, recebo um telefonema do CORONEL PISANI, de ARAÇATUBA. O meu comandante do Policiamento Metropolitano (assumiu esse cargo no dia 22 de dezembro de 1988) lembra comigo os tempos  que trabalhamos juntos. Durante um bom tempo passamos em recordações.

O  Exército  israelense  anunciou  hoje  que  estava  retirando o recuo de suas tropas para os arredores de BELÉM para permitir que os festejos natalinos possam ocorrer na cidade  sagrada  para  os  cristãos,  onde  JESUS  nasceu. As tropas israelenses continuam cercando a cidade palestina, mas permitirão a entrada de turistas e peregrinos. Atacadas as cidades de ZAMBOANGA e DATU  PIANG.  O  governo  acusa  grupos  extremistas  islâmicos  no  País, FILIPINAS.

AFASTADO de cerimônias públicas o presidente de CUBA, FIDEL CASTRO, de 76 anos. Ao coçar uma picada de inseto, ele provocou uma inflamação que  o deixou de cama. Pela primeira vez, em 25 anos, FIDEL faltou a uma sessão da Assembléia Nacional. O líder mandou mensagem tranquilizadora ao povo cubano, mas ficará em repouso até a virada do ano. Em HAVANA.

2 003  :   -    QUARTA-FEIRA
É NATAL. Os cristãos já começaram a festejar o nascimento de JESUS CRISTO. No VATICANO, o PAPA JOÃO PAULO II reza a tradicional MISSA DO GALO. No IRAQUE, a minoria cristã comemora o primeiro NATAL após a queda de SADDAM HUSSEIN. Em KARRADA, um bairro de BAGDÁ habitado por cristãos, as casas foram enfeitadas para a data, mas muitos se sentem saudosos do antigo regime, quando tinham a sensação de segurança. Eles dizem que agora desfrutam de liberdade religiosa, mas são alvos da violência que tomou conta do País.
Apesar de seu estado de saúde debilitado, o PAPA JOÃO PAULO II vai presidir as celebrações litúrgicas do NATAL e, como fez ao longo das duas décadas e meia de pontificado, oficiará hoje a longa e solene MISSA DO GALO, à meia-noite (20 horas de BRASÍLIA). Amanhã, o pontífice pronunciará sua sempre esperada MENSAGEM DE NATAL e dará a bênção “URBI ET ORBI” (para a cidade e para o mundo).

Passo grande parte desta véspera de NATAL no computador. Registro as lembranças de natais anteriores, fazendo uma retrospectiva de minha vida. Enquanto isso, MARLENE e LUCINDA preparam o almoço deste 24 de dezembro, bem como a ceia de logo mais. Recebem elas a visita do AMÉRICO.
Recebo cartões de cumprimento pelas festas de NATAL e também de meu aniversário do CORONEL NIKOLUK, do SARGENTO Ref. ÉDSON MILHAM CORTEZ (meu ex-motorista)  e do RENALDO PIZZIMENTI.

Um pouco depois das 22 horas, recebo um telefonema de ARAÇATUBA, do CORONEL Ref. PISANI, para os cumprimentos natalinos e de meu aniversário. Trabalhamos juntos em 1989, no CPM, quando ele exerceu o comando do policiamento metropolitano. Lembramos de dois coronéis que partiram para o outro lado neste ano: NELSON TRANCHESI e REZENDE. Falamos de nossas famílias e, durante alguns minutos, retornamos aos tempos em que exercemos nossas atividades profissionais, lado a lado.
Faço uma ligação telefônica para minha mãe. Meu irmão encontra-se em POÁ e cumprimento-a pelo NATAL. Amanhã estaremos juntos.
Quando é meia-noite, apenas LUCINDA, JOÃO e eu estamos em casa. MARLENE se encontra na casa da SORAYA, mãe da KÁTYA, onde também está o PAULO CÉSAR, curtindo o filho IAGO, que, no NATAL, completa um ano e cinco meses de vida. Mais uma vez, há um rompimento das relações da MARLENE com o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA. Ele não está em sua companhia no dia de hoje. Somos convidados para ir comemorar a entrada do NATAL na casa de dona SORAYA, o que vamos fazer na primeira hora do dia 25 de dezembro de 2003.

SÉRGIO AKIHIRO NAKATSU, de 44 anos, acusado de mandar matar a mulher ARLETE TIYONI NAKATSU, de 41, foi preso hoje, em GUARULHOS. O crime ocorreu dia 31 de outubro na lavanderia da vítima, no bairro da SAÚDE, zona sul de SÃO PAULO. Três presos acusados de executar o crime delataram NAKATSU.

CIBELE SAYURI KANASHIRO, de 25 anos, foi presa hoje, acusada de envolvimento no assassinato do pai, SHINKI KANASHIRO, morto a facadas. CIBELE acusa o ex-namorado, RAMON FRIAS. O crime ocorreu na casa da família, em CIDADE ADEMAR.

A Prefeitura de SÃO CAETANO, no ABC, retirou das ruas os 360 homens e 72 viaturas da guarda municipal. É uma reação ao ESTATUTO DO DESARMAMENTO, que proíbe que guardas de cidades com menos de 250 mil habitantes usem armas.

A Defesa Civil, a Polícia Florestal e o Corpo de Bombeiros localizaram, hoje à tarde, o helicóptero que estava desaparecido entre o RIO e SÃO PAULO. A aeronave foi achada em GRAÚNA, em PARATY, no litoral fluminense. Até às 19 horas, o piloto, o empresário SIDNEY CELSO BERTERO, de 42 anos, continuava desaparecido. Cinqüenta homens participaram das buscas. O helicóptero foi encontrado depois que os radares da Aeronáutica detectaram um sinal. O estado do aparelho não foi informado. A família do piloto, que saiu de CARAPICUIBA, com destino a PARATY, ficou sabendo da comunicação feita ao outro piloto e informou aos bombeiros do RIO. Antes da localização do aparelho, o clima era de confiança nas equipes de busca.

Os rins do ator NORTON NASCIMENTO, de 41 anos, que foram comprometidos pelo mau funcionamento de seu coração, antes do transplante, deram hoje sinais de melhora.  A função renal do paciente está se recuperando, diz o último boletim médico, mas terá de se submeter à hemodiálise por mais algum tempo. 

A polícia apreendeu cerca de dez toneladas de maconha no Estado de SÃO PAULO em pouco menos de 2 horas na noite de 23 de dezembro. No primeiro caso, a Polícia Militar encontrou 4,6 mil quilos da droga escondidos em um sítio na região de MOGI DAS CRUZES. Pouco depois, a Polícia Federal prendeu três homens com 5 mil quilos de maconha em um caminhão que transportava toras de madeira, na cidade de JACAREÍ, no VALE DO PARAÍBA, a 75 quilômetros de SÃO PAULO.

Ontem à noite, uma mulher foi presa com dez quilos de cocaína no Aeroporto Internacional de CUMBICA, em GUARULHOS. JOANICE ERNESTO DE ALCÂNTARA, de 35 anos, pretendia embarcar com a droga em um vôo para ISTAMBUL, na TURQUIA. Mas ela demonstrou nervosismo na hora do embarque, chamando a atenção de agentes da Polícia Federal. A cocaína foi encontrada dentro da bagagem de JOANICE. Ela foi autuada em flagrante por tráfico internacional de entorpecentes.

O PM EVERALDO DE SOUZA MOURA, de 25 anos, foi preso hoje em flagrante pelo roubo de um celular na rua FESTA CHINESA, em GUAIANASES, na zona leste. Depois de bater seu carro em um ônibus, o PM acabou reconhecido por duas testemunhas que haviam acabado de presenciar o crime. Ele foi levado para o 44 º DP, em GUAIANASES, e depois acabou encaminhado para o PRESÍDIO “ROMÃO GOMES”, da PMESP.

A polícia terminou com um “seqüestro” diferente: o de um carro POINTER e de um telefone celular do técnico em eletrônica REINALDO LOPES DUARTE, de 25 anos. Os “reféns” foram recuperados ontem à noite, na estrada do INTERNACIONAL SHOPPING GUARULHOS, na Grande SÃO PAULO. O resgate, no valor de R$ 1,5 mil, não foi pago. Os “seqüestradores”, o mecânico FÁBIO PERES DOS SANTOS, o MIÚDO, de 23 anos, e o adolescente S.D.M., de 17 foram detidos. SANTOS fugiu oito meses atrás de um presídio do RIO. O “seqüestro” começou no fim da noite de segunda-feira, dia 22. Eram cerca de 23:45 horas quando a vítima chegava em casa, em GUARULHOS. Quando desceu do carro, viu um PÁLIO se aproximar. Dois criminosos, armados com um revólver 38, desceram e exigiram as chaves do veículo. DUARTE entregou e os bandidos fugiram. O POINTER vale dez mil reais e não tinha seguro. “Por isso, liguei para o meu celular para recuperá-lo”, contou a vítima. O ladrão exigiu dois mil reais, mas aceitou 1,5 mil. DUARTE foi ao 1 º DP e investigadores conseguiram prender os ladrões. O POINTER foi encontrado junto com o PÁLIO, na avenida ROTARY. O PÁLIO havia sido roubado no dia 21, domingo.

Uma família de missionários brasileiros foi assassinada em COROR, nas FILIPINAS. O casal (RUIMAR DE PAIVA, de 43 anos, e MARGARETH DE PAIVA, de 36) e o filho (LARISSON DE PAIVA, de 11 anos) eram adventistas do sétimo dia e moravam na ilha há um ano e meio. Apenas a filha de 10 anos sobreviveu, após passar 24 horas com os criminosos. MARJORI MARCONDES, irmã de MARGARETH, que mora em HORTOLÂNDIA, interior de SÃO PAULO, descarta motivação religiosa. “Foi um assalto. O ladrão estava drogado, ficou nervoso com os gritos e acabou atirando”, conta.

Os cantores GILBERTO e GILMAR que formam dupla sertaneja desde 1969, ficaram feridos em acidente no KM 540 da Rodovia RÉGIS BITTENCOURT, em CAJATI, no interior de SÃO PAULO. GILMAR sofreu traumatismo craniano e está em estado grave. GILBERTO também sofreu traumas na cabeça, mas seu estado é considerado estável pelos médicos. A dupla já gravou 20 discos. No acidente, morreram o motorista CARLOS ALBERTO PEREIRA e JOAQUIM MANOEL BARBOSA. As vítimas estavam em uma van, que bateu de frente com um caminhão.

A polícia chilena prendeu hoje em SANTIAGO uma brasileira acusada de assassinar o namorado e colocar o corpo numa maleta. A bagagem foi abandonada por ela num táxi, que usou para percorrer boa parte da cidade. MARIA DOS SANTOS, de 29 anos, e o chileno FERNANDO DÍAZ, de 40, dividiam um apartamento na região central de SANTIAGO e ontem à noite, depois de terem ingerido bebidas alcoólicas, os dois acabaram discutindo e DÍAZ a agrediu. MARIA reagiu golpeando o namorado nos testículos. O golpe foi tão forte que DÍAZ desmaiou. Nesse momento, MARIA aproveitou para estrangulá-lo com um fio elétrico. Depois, a brasileira dobrou o cadáver a ponto de conseguir colocá-lo em uma maleta de apenas 70 mm de largura por 40 mm de comprimento. Ela arrastou a bagagem até a porta do edifício e abordou o primeiro táxi que passou. O motorista era GONZALO CORREA HERRERA, e a criminosa pediu que ele a levasse até o Aeroporto Internacional de SANTIAGO. Os policiais acreditam que sua intenção era viajar para o BRASIL e abandonar a maleta no aeroporto. Ela deixou o taxista tomando conta da bagagem e percorreu os guichês das companhias aéreas à procura de passagem, mas não havia vôos disponíveis. MARIA então retornou ao táxi e disse ao motorista para levá-la até a PRAÇA DAS ARMAS, na região central da cidade. Quando chegou, disse que precisava sacar dinheiro de um caixa eletrônico e pediu que GONÇALO a esperasse. Depois de aguardar por cerca de 40 minutos, o taxista se convenceu de que ela não voltaria e decidiu abrir a maleta, deparando-se com o corpo. Com base na descrição feita pelo motorista, que chamou a atenção para o sotaque da brasileira, e com o endereço do lugar onde ela pegou o táxi, a polícia não teve dificuldades para encontrar MARIA, que foi presa e colocada à disposição da Justiça.
  
Três soldados dos EUA e sete iraquianos morreram hoje em ataques a bomba em várias partes do IRAQUE, horas depois de um intenso bombardeio americano contra alvos da guerrilha no sul de BAGDÁ. A resistência iraquiana lançou também um foguete contra o SHERATON ISHTAR HOTEL de BAGDÁ, causando apenas pequenos danos. O ataque mais sangrento ocorreu em IRBIL, no norte do IRAQUE, onde um carro-bomba explodiu diante da sede regional do Ministério do Interior. Pelo menos 5 pessoas morreram (incluindo o terrorista suicida que conduzia o carro) e 101 ficaram feridas. Os três americanos, integrantes da Força-Tarefa IRONHORSE, foram mortos por uma bomba detonada na passagem de seu comboio por uma estrada perto de SAMARRA (120 km ao norte de BAGDÁ), um dos principais redutos da resistência, informaram fontes militares dos EUA. Com o novo ataque, subiu para 320 o total de militares dos EUA mortos no conflito. Em BAGDÁ, um microonibus detonou uma mina colocada num túnel. A explosão matou dois civis e feriu outros dois. Insurgentes freqüentemente atacam comboios militares americanos com bombas em estradas e avenidas, mas não ficou claro se o alvo deste ataque eram forças dos EUA.
   
24 DE DEZEMBRO DE 2004   :   -   SEXTA-FEIRA
Convidado pela DISTRITAL CENTRO, vou para a cidade de SÃO PAULO quando são 11:30 horas. Ao contrário desses últimos dias, o ônibus que me serve de condução até  a ARMÊNIA vai com pouco passageiro. Também o metrô corre tranqüilo e os coletivos vão com muitos lugares vazios. A temperatura é de 25 graus. Não está mais garoando, marca do início do verão. Muitos conhecidos já estão me esperando. A surpresa não é bem pela véspera de NATAL, mas sim pela comemoração adiantada de meu aniversário (que será no dia 27). Recebo dois livros; O CÓDIGO DA VINCI e AS DUAS TORRES (segundo livro da trilogia O SENHOR DOS ANÉIS). O CAPITÃO GINO STRUFFALDI, de 90 anos, conversa comigo sobre a Assembléia Geral do dia 17 e expõe seus pontos de vista sobre o futuro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, mas está com receio de mais algumas atrapalhadas que possam ser realizadas pelo Sr GERALDO FARIA MARCONDES, presidente, perdido aos 92 anos, já não mais tendo condições de governar o MMDC. As eleições estão marcadas para abril de 2005 e até lá teremos de agüentar seus pontos de vista, nem sempre adequados para os momentos atuais. Também o WÁLTER TAVERNA comenta o futuro da Sociedade. Ele não participou da Assembléia e quer saber como foi que transcorreu o evento que modificou o Estatuto do MMDC. As idéias do WÁLTER, presidente da SODEPRO, são boas. Aguardaremos o início de 2005 para tentarmos melhorar a posição da Sociedade, isso se o presidente não interferir de maneira danosa.
Retorno para GUARULHOS por volta das 16 horas. A viagem de retorno transcorre rápida. Começo a ler O CÓDIGO DA VINCI, durante o tempo gasto até chegar no município onde moro. Não há movimento de passageiros. No entanto, no centro de GUARULHOS, muita gente ainda procura fazer suas compras de última hora.
Em casa, MARLENE e LUCINDA preocupam-se com as comidas. Isso elas vêm fazendo desde cedo.
Na noite, por volta das 22:30 horas, LUCINDA me chama para ir à casa da mãe da KÁTYA. Dona SORAYA a convidou para passar a entrada de NATAL, como também foi feito no ano passado. Chegamos na hora da entrega dos presentes do “AMIGO SECRETO”. Quem toma conta da festa é o pequeno IAGO, muito contente com a presença dos familiares, todos lhe dando muita atenção. Depois, já nos últimos minutos da véspera de NATAL, reúnem-se todos e, de mãos dadas, faz-se uma oração lida pela KÁTYA. Entramos no NATAL DE 2004, com essa confraternização.

O ator RAUL CORTEZ, de 72 anos, recebeu alta, hoje, do Hospital SÍRIO LIBANÊS, na região central de SÃO PAULO, nove dias após ser submetido a uma cirurgia para a retirada de um câncer no intestino.

Um grupo de empresários distribuiu hoje 15 mil brinquedos pelas ruas da MÓOCA, na zona leste. Vestidos de PAPAI NOEL e sobre um carro do Corpo de Bombeiros, eles eram cercados por centenas de crianças. Comerciantes doaram parte dos presentes. A iniciativa completa 17 anos.

Pelo menos 75 mil paulistanos aprovaram a nova moda do NATAL: fazer compras na madrugada. A experiência do SHOPPING ANÁLIA FRANCO, na zona leste, e o MORUMBI, na zona sul, surpreendeu os lojistas na véspera de NATAL. Às 2 horas, os estacionamentos dos shoppings estavam lotados.

Dois policiais militares que patrulhavam a LINHA AMARELA, no RIO, foram executados a tiros de fuzil no início da manhã. Um dos soldados tinha 27 anos e outro, 34 anos. Eles foram mortos às 6:45 horas, momentos depois de terem começado a trabalhar. Bandidos armados com fuzis passavam de carro pelo local e atiraram contra o veículo em que estavam. Não houve tempo para reação. O carro foi alvejado sete vezes pelas balas de fuzil calibre 5,56. O PM ANDRÉ LUIZ LIMA foi atingido por três tiros: um na cabeça, outro no braço e o terceiro, fatal, no peito. CARLOS ANTÔNIO GAMA levou um tiro na cabeça. Os assassinos ainda levaram as armas dos PMs.

A Câmara Baixa do Parlamento russo (DUMA) aprovou hoje uma lei que substitui o feriado de 7 de novembro – dia da Revolução Bolchevique de 1917 – por uma Jornada da Unidade do Povo, em 4 de novembro, para celebrar a expulsão da RÚSSIA dos invasores poloneses em 1612. Os deputados comunistas, liderados por GUENNADI ZIUGANOV, e uma parte dos nacionalistas de esquerda tentaram derrotar o projeto de lei, que acabou sendo aprovado por 327 votos contra 104 e duas abstenções. A nova lei deverá ser ratificada pelo Conselho da Federação (Câmara Alta) antes de entrar em vigor. A medida faz parte de uma reorganização dos feriados na RÚSSIA. O 7 de novembro, principal festa política da época soviética (que corresponde ao 25 de outubro de 1917 no antigo calendário juliano), tinha sido mantido mesmo depois do fim do comunismo, em 1991. Contudo, durante o governo de BORIS YELTSIN ele havia sido rebatizado como Jornada do Acordo e da Reconciliação.

Pelo menos 27 pessoas – 22 adultos e 5 crianças – foram mortas na noite de ontem por um grupo desconhecido em CHAMELECÓN, a cerca de 200 km de HONDURAS, TEGUCIGALPA, numa ação supostamente vinculada a uma ofensiva do governo hondurenho contra quadrilhas de narcotraficantes. Os autores do ataque foram quatro homens que se deslocavam em dois veículos de passeio e forçaram a parada de um ônibus urbano. Os homens abordaram o ônibus disparando rajadas de metralhadoras, além de projéteis de fuzil AK-47, indiscriminadamente contra todos os passageiros e fugiram em seguida. Dezesseis pessoas morreram no local e aproximadamente 20 feridos foram levados a um hospital da cidade vizinha, SAN PEDRO SULA.

O secretário americano de DEFESA (PENTÁGONO), DONALD RUMSFELD, fez hoje uma visita-surpresa às tropas no IRAQUE, começando por MOSSUL, onde esteve com os feridos num ataque suicida na terça-feira, dia 21, contra uma base militar dos EUA. A rápida viagem incluiu TIKRIT, a cidade natal de SADDAM HUSSEIN, FALLUJAH e BAGDÁ. Lembrando que alguns críticos se referem ao IRAQUE como um atoleiro igual ao VIETNÃ, RUMSFELD reconheceu que a situação é difícil e “há quem a veja como pouco alentadora”, mas disse que a guerra pode ser ganha. “Não há nenhuma dúvida na minha vida de que isto pode ser conseguido”, afirmou aos militares em MOSSUL. Nos planos do PENTÁGONO para a invasão do IRAQUE, por esta época quase todas as tropas dos EUA teriam saído do país. No entanto, RUMSFELD teve de aumentar o contingente para enfrentar a resistência à ocupação e agora os EUA mantêm cerca de 150 mil soldados no país.
Pelo menos 12 pessoas morreram e 19 ficaram feridas na explosão de um caminhão que transportava combustível num bairro residencial de BAGDÁ. As autoridades suspeitam que se tratou de um ataque suicida. Testemunhas disseram ter ouvido, depois da explosão, tiros de metralhadora.

O ex-campeão americano de xadrez, BOBBY FISCHER, está pedindo ao governo japonês que o deixe em liberdade para viajar à ISLÂNDIA. Ele está detido há cinco meses por portar um passaporte americano invalidado quando viajava para as FILIPINAS. O governo do JAPÃO chegou a ordenar que o ex-campeão fosse deportado para os EUA, onde ele é acusado de violar sanções internacionais. FISHER, de 61 anos, ganhou fama no xadrez aos 15 anos. Em 1972, travou uma histórica partida contra o soviético BORIS SPASSKY, na ISLÂNDIA. Manteve o título de campeão mundial até 1975. Em 1992, FISCHER ressurgiu numa partida de revanche com SPASSKY. Por faturar três milhões de dólares com a disputa, foi acusado por WASHINGTON de violar o embargo comercial, aprovado então contra alguns países do bloco comunista. Após os atentados de 11 de setembro de 2001, nos EUA, FISCHER também foi apontado como simpatizante dos terroristas. Ele também é associado à defesa do anti-semitismo. Na semana passada, como prova do reconhecimento pelo histórico jogo, a ISLÂNDIA ofereceu-se para abrigar FISCHER. Hoje, um grupo de advogados do enxadrista, que têm lutado para que ele não seja extraditado para os EUA – onde pode pegar pena de 10 anos de cadeia – apresentaram uma solicitação formal para que o ministro da Justiça, CHIEKO NONO, o libere.

A obra HARRY POTTER E O PRÍNCIPE BASTARDO foi anunciada hoje como líder das listas das mais vendidas das livrarias virtuais AMAZON E BARNES & NOBLE. O lançamento do volume, o sexto da série, está previsto apenas para 16 de julho de 2005. Na INGLATERRA.


24 DE DEZEMBRO DE 2005   :   -    SÁBADO
Estamos na véspera do NATAL de 2005. Ainda recebo alguns cartões e respondo a eles por telefone. Uma dessa pessoas é o nosso colega do CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA DE 1987, o “CHEFE DE TURMA”, por ser o mais antigo. O CORONEL PM Ref JOÃO NIKOLUK não esquece os seus companheiros. Isso ele faz sistematicamente, há muitos anos. Reconforta os amigos com seus cartões “personalíssimos”. Durante o dia procuro organizar meus arquivos. Não sei como farei em 2006, pois o espaço está muito apertado. Na próxima quarta-feira, dia 28, possivelmente acertaremos a compra de uma casa que fica defronte à nossa. O objetivo dessa compra é justamente expandir minha biblioteca. No entanto caberá ainda fazer uma série de reformas nessa casa velha. O ANTÔNIO CARLOS HOMEM  faz uma ligação telefônica para mim. Diz que após me cumprimentar pelo NATAL ele fará um contato com a NAIR, em PORTUGAL. Minha prima é sua conhecida desde que ele era garoto, na VILA MARIANA, tal como a MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, sua irmã. Ambos vieram para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC devido a esse conhecimento.
Estou assistindo o DVD “KING KONG” quando liga para nos cumprimentar o CORONEL PM Res MENDES. Depois, retribuo a sua gentileza.
Nessa nova versão de “KING KONG”, JACK BLOCK interpreta CARL DENHAM, um diretor aventureiro ao estilo de ORSON WELLES, que freta um navio a vapor para entrar no território do PACÍFICO SUL na esperança de fazer um longo meio documentário, meio aventura. Quando os patrocinadores resolvem abandonar a empreitada, ele se vê em apuros e precisa encontrar uma nova atriz do dia para a noite. Ele convence a atriz de teatro ANN DARROW (NAMOMI WATTS) a participar da produção, contracenando com BRUCE BAXTER (KYLE CHANDLER). DENHAM praticamente seqüestra o dramaturgo JACK DRISCOLL (ADRIEN BRODY). Como não há cabines disponíveis no navio, DRISCOLL precisa escrever o roteiro em uma jaula feita para conter animais perigosos no porão da embarcação, uma das muitas piadas do filme. A tripulação consiste do capitão ENGLEHORN (THOMAS KRETSCHMANN), seu assistente PRESTON (COLIN HANKS), os jovens JIMMY (JAMIE BELL) e HAYES (EVAN PARKE). O clima de tensão começa durante a viagem, com JACKSON usando o barulho do motor do navio, a tripulação sugando seus cigarros, olhares amedrontados para o mar e a música do compositor JAMES NEWTON HOWARD. Na ILHA DA CAVEIRA, onde o barco encalha,as imagens computadorizadas ganham espaço. A topografia exagerada guarda restos fossilizados de uma antiga civilização, vegetação deformada, caveiras e ossos por toda parte. Aí é que se dá o encontro da jovem com a fera. KING KONG apaixona-se pela moça. É capturado com o uso de clorofórmio e levado para NOVA YORK. Numa apresentação para o público, contrariado porque a moça que lhe é apresentada não aquela que ele conheceu na ilha, ele se liberta. Novamente ele vai se encontrar com a mulher por quem se apaixonou. No desespero pela perseguição que lhe é movida, sobe ao topo do EMPIRE STATE e ali é metralhado por aviões, vindo a morrer.

MARLENE e LUCINDA preparam a ceia de NATAL. Ficam no fogão algumas horas. O JOÃO GOMES veste-se hoje de PAPAI NOEL e causa hilaridade na família. Ele irá movimentar a festa na casa da dona SORAYA e sr. NELSON, logo mais. 
A ceia de NATAL em casa é uma bacalhoada, sonho da LUCINDA durante o ano todo. Ela se realiza por volta das 21 horas. Mais tarde, vamos para a residência do sr. NELSON e dona SORAYA (mãe da KÁTYA e avó do IAGO). Por volta da meia-noite, início do NATAL, é rezada uma prece. Os familiares do sr. NELSON e dona SORAYA recebem o PAPAI-NOEL (o JOÃO GOMES numa roupa de PAPAI-NOEL consegue enganar as crianças, distribuindo brinquedos para eles). Há entrega de lembranças aos presentes. Depois se faz a ceia de NATAL. Com muita alegria, principalmente do IAGO que ganha uma bicicleta, inicia-se o NATAL de 2005. Permanecemos nessa casa até depois de uma hora da madrugada.

Nesta véspera de NATAL faleceu um antigo oficial da  PMESP, que trabalhou conosco, em 1968, no antigo BTA (BATALHÃO “TOBIAS DE AGUIAR”), CORONEL PM Ref WILSON VASCONCELOS. Nasceu em 14 de outubro de 1926. O CORONEL WILSON, já na reserva, nos anos 1980, era assíduo freqüentador dos jogos de volibol no DELFHIN BALANCIER, quando trabalhei no CPChq, instalado naquele local.

A polícia trabalha com quatro hipóteses para esclarecer a explosão de uma bomba na Rua 25 DE MARÇO, no Centro, na tarde da sexta-feira, dia 23. Uma das suspeitas é de que o atentado tenha sido uma represália contra as ações de combate à pirataria e sonegação fiscal feitas pela Polícia Federal nas últimas semanas. A polícia também não descarta a possibilidade de retaliação à fiscalização da GUARDA CIVIL METROPOLITANA para reprimir venda de mercadorias irregulares. Com medo de um novo atentado, muitos paulistanos desistiram de ir à compras hoje.

Corredores lotados, praças de alimentação abarrotadas e lojas cheias. Os nove shoppings que ficaram abertos de madrugada – na maratona de 32 horas seguidas de vendas para o NATAL – receberam 800 mil consumidores. Para espantar o sono, houve até bateria de escola de samba no SHOPPING METRÔ TATUAPÉ. Tudo isso é mostrado nos noticiários de TV neste sábado.

KAKÁ fechou um ano especial em sua vida. Conquistou o CAMPEONATO ITALIANO, chegou à final da COPA DOS CAMPEÕES DA EUROPA, firmou-se como um dos principais jogadores do MILAN, confirmou a condição de titular absoluto da seleção brasileira e, na noite de ontem, casou-se com a estudante CAROLINE CELICO. Agora quer paz e sossego para curtir a lua-de-mel longe do País antes de voltar ao MILAN, que retoma as atividades no dia 8 de janeiro, contra o PARMA, pelo Campeonato Italiano. KAKÁ e CAROLINE não queriam exageros no casamento. Uma festa simples, diziam. Pelo horário que os convidados começaram a sair da festa - relativamente  cedo – imagina-se que realmente não foi aquele evento cinematográfico como ocorreu, por exemplo, na festa de RONALDO e DANIELA CICARELLI, no início do ano. Após 50 minutos de cerimônia religiosa, realizada na igreja RENASCER EM CRISTO, no CAMBUCI, em SÃO PAULO, todos seguiram para a festa no HOTEL GRAND HYATT, zona sul da cidade. Os convidados começaram a chegar um pouco antes das 23 horas – KAKÁ e CAROLINE apareceram de helicóptero. Era pouco mais da meia-noite quando muita gente começou a deixar o local. Pessoas que trabalham ali contaram, inicialmente, que não se serviu muita bebida alcoólica, a pedido dos noivos, evangélicos. Mas o boato foi desmentido por um dos convidados. RONALDO, com a modelo RAICA OLIVEIRA, foi um dos primeiros a deixar a festa, que estava repleta de jogadores da seleção brasileira: ROBINHO, CAFU, ZÉ ROBERTO, DIDA, ROQUE JÚNIOR, JÚLIO BAPTISTA. KAKÁ, de 23 anos, e CAROLINE, de 18, que estão juntos desde 2002, vão morar em MILÃO, onde a garota deverá cursar faculdade.

A professora GILDA DE MELLO E SOUZA, autora de “O ESPÍRITO DAS ROUPAS – A MODA NO SÉCULO XIX”, tese pioneira que provocou polêmica na  Universidade de SÃO PAULO, em 1950, morreu neste sábado, às 15:30 horas, no Hospital ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO, em decorrência de problemas neurológicos. A professora e escritora foi internada há dez dias com um grave quadro de desidratação. Prima em segundo grau do escritor MÁRIO DE ANDRADE e casada com o professor de literatura ANTÔNIO CÂNDIDO desde 1943, ela deixa três filhas, a designer ANA LUÍSA ESCOREL e LAURA e MARINA DE MELLO E SOUZA, ambas professoras de História. Nascida em SÃO PAULO em 24 de março de 1919, a professora, uma das primeiras mulheres formadas pela Faculdade de Filosofia (1939), foi colaborada da revista CLIMA e começou sua carreira traduzindo peças de ANOUILH e DUMAS FILHO. Mas foi com a defesa de sua tese de doutoramento sobre modas que seu nome começou a circular no meio acadêmico. A professora escreveu outros importantes estudos, entre eles “O TUPI E O ALAÚDE:UMA INTERPRETAÇÃO DE MACUNAÍMA (1979) e EXERCÍCIOS DE LEITURA (1980).

Um tribunal egípcio condenou hoje AYMAN NOUR, o principal líder da oposição, a cinco anos de prisão por falsificação de assinaturas. As acusações referem-se ao registro em 2004 do PARTIDO GHAD para as eleições presidenciais, que necessitava o endosso de centenas de eleitores. NOUR foi detido em janeiro durante seis semanas para interrogatório sobre as supostas assinaturas falsas. Ele desmentiu as acusações, mas as autoridades continuaram tentando prejudicar sua campanha para as eleições presidenciais de setembro. NOUR ficou em segundo lugar com 8% dos votos e HOSNI MUBARAK, no poder desde 1981, com 89%.

24 DE DEZEMBRO DE 2006    :     -    SÁBADO     101184201/   /116271/   /16214   2018115/118
Levanto cedo nesta véspera de NATAL. Ainda tenho muita coisa a fazer com relação aos meus arquivos. Começo com a leitura dos jornais O ESTADO DE SÃO PAULO, DIÁRIO DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE e AGORA. Isso vai me tomar algumas horas e, somente depois das 9 horas é que tenho tempo para o computador. 
Telefona-me minha prima CARMEM para desejar boas festas. Depois da morte de tia COTA, CARMINHA enfrenta a doença de seu marido, atacado pelo MAL DE ALZHEIMER. Ela quer saber notícias da família. O tempo levou muitos parentes nossos. E o NATAL serve para relembrá-los. É uma doce tristeza. Essas recordações amargam o lado bom da época natalina.
Passo e-mails para o ADALVO, CARLOS, FELIPE e outros amigos. O computador substitui o cartão de NATAL, com a vantagem da rapidez e a certeza de ter a mensagem chegada ao destinatário.
LUCINDA chama-me por volta das 22 horas. Tenho de deixar o computador, onde estou passando alguns dados referentes ao mês de janeiro, publicados na revista “AVENTURAS NA HISTÓRIA”, edição de janeiro de 2007. Vamos para a residência do NELSON e SORAYA. Os pais da KÁTYA preparam a ceia do NATAL e fazem questão de congraçar com os familiares e amigos. Há muita alegria nessa casa. Vamos encontrar as pessoas que já nos tornaram caras, face ligação da KÁTYA com o PAULO CÉSAR e o nascimento do IAGO, hoje com quatro anos e cinco meses, que faz a união entre nós e eles. Na mesa onde está o ERON e sua senhora, vamos nos deliciar com um pote de frutas de Natal. Depois, sou apresentado pela SORAYA ao seu pai, libanês, que veio para o BRASIL em 1954, radicando-se em GUARULHOS. Ele se empolga quando procuro entender a guerra do LÍBANO, envolvendo ISRAEL e SÍRIA. Dados históricos me são passados por esse senhor, que sofre com a situação da guerra em seu país. Fala de sua mágoa com os EUA, a ambição pelo petróleo e a separação dos muçulmanos e dos judeus. Enfim, na véspera de Natal, tenho um verniz histórico daquela parte do mundo. SÉRGIO, RENATA, PITUCHA, PAULO CÉSAR, JOÃO GOMES, MARLENE, além das pessoas já citadas, aguardamos a entrada do NATAL.
Precisamente no primeiro minuto do NATAL 2006 as pessoas dão as mãos e se faz uma oração por essa data tão significativa. Presentes são entregues e depois se realiza o “AMIGO SECRETO”. O PAULO CÉSAR é o meu amigo secreto e me dá de presente um pijama (alusivo, naturalmente, a minha situação de reformado). Minha amiga secreta é a PAULA, pessoa que não tem nenhuma ligação a não ser durante esses nossos comparecimentos à casa do NELSON e da SORAYA).

Apesar da menor quantidade de vôos agendados na véspera de NATAL, os balcões de atendimento da TAM nos aeroportos de CONGONHAS e de CUMBICA continuaram palco de muita confusão hoje. Em ambos os aeroportos, o movimento era baixo em todas as empresas, exceto na TAM. Em CUMBICA, muitos passageiros que não conseguiam embarcar procuraram o escritório da Agência Nacional de Aviação (ANAC) para registrar queixa de overbooking (mais passagens vendidas que a capacidade dos vôos). No final da manhã, CONGONHAS tinha 19 atrasos (partidas e chegadas), todos em vôos da TAM. Por nota, a companhia informou que manteve “aviões excedentes para eventuais reforços na malha (aérea)”. Nas chegadas, os atrasos chegavam a quase cinco horas, como no vôo 9767, vindo de MACEIÓ marcado para chegar às 7:15 horas, porém, previsto para aterrissar às 11:55 horas.

MORRE O COMPOSITOR BRAGUINHA. O carioca CARLOS ALBERTO FERREIRA BRAGA tinha 99 anos e era autor de mais de 400 canções, como CARINHOSO (com PIXINGUINHA) e AS PASTORINHAS (com NOEL ROSAS). Foi vítima de infecção generalizada. Foi internado no Hospital PRÓ-CARDÍACO, em BOTAFOGO, zona sul, depois de sentir-se mal na noite do sábado. O velório seria na Câmara dos Vereadores, no centro, e o enterro está previsto para amanhã, no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO. BRAGUINHA teve um “quadro grave de choque séptico de origem urinária” que não respondeu ao tratamento, iniciado já na emergência da instituição.
O jornalista SÉRGIO CABRAL contou que a filha de BRAGUINHA, MARIA CECÍLIA, telefonou para informá-lo sobre a morte e disse que a viúva, ASTRÉIA, de 93 anos, que também tem problemas de saúde, ainda não sabia sequer que o marido tinha sido internado. “Nenhum compositor do mundo teve uma carreira tão longa quanto a de BRAGUINHA. Ele fez parte de uma geração que considero, ao lado da década de 1960, a mais importante da música brasileira. BRAGUINHA foi cantor e militante da música brasileira. Ele, até mesmo, foi um dos pioneiros do cinema brasileiro, como roteirista de música, em 1930. Ele fez de tudo. Todo ano, tinha um sucesso. Se há alguém que mereça um prêmio pelo serviço prestado à música brasileira, este é BRAGUINHA”, informou CABRAL.
“O BRAGUINHA é o mais completo compositor brasileiro do século XX. Influenciou várias gerações. Ele começou o século junto com a música e levou a beleza dela até o fim do século. A obra dele é magistral tanto como melodista quanto letrista. Era craque nos dois e teve os maiores parceiros do século, como NOEL ROSA e ARY BARROSO. Viveu bem acompanhado. É uma pena que ele tenha morrido antes de completar 100 anos”, disse emocionado o compositor PAULO CÉSAR PINHEIRO, ao saber da morte de BRAGUINHA.
BRAGUINHA disse: “Nasci no RIO, na GÁVEA, em um dia de Áries, em uma Sexta-Feira da Paixão, ouvindo o ritmo das mairadas da procissão do Senhor Morto. Quem sabe se aquele ritmo não foi a primeira influência rítmica da minha música? As influências melódicas vieram depois. Primeiro as cantigas de ninar de mamãe. Depois, as cantigas de roda. Até os pregões dos vendedores ambulantes devem ter influenciado a minha música. Daí em diante, foi só misturar esses sons com os fatos que vejo, com as notícias que leio nos jornais. O resto fica por conta do meu subconsciente”. “Não faço força para pensar na letra de uma música. Tudo o que fiz e faço vem naturalmente”. “Nunca fui metódico, faço sempre o que tenho vontade de fazer. Vivo o minuto presente como se fosse o último. Sempre”.
As criações inesquecíveis: CHIQUITA BACANA – TURMA DO FUNIL – BALANCÊ – TOURADAS EM MADRI – A MULATA É A TAL – YES, NÓS TEMOS BANANAS – VAI COM JEITO – LINDA LOURINHA – CARINHOSO – A CANOA VIROU – A SAUDADE MATA A GENTE – TWIST NO CARNAVAL – APAGA A VELA – AS PASTORINHAS – COPACABANA – PIRATA DA PERNA DE PAU – UMA ANDORINHA NÃO FAZ VERÃO – MORENINHA DA PRAIA – DEIXA A LUA SOSSEGADA – TEM GATO NA TUBA – ANDALUZIA – CANTORES DO RÁDIO – CADÊ MIMI? – VESTIDINHO ENCARNADO.

Com uma imagem marcada por violentas rebeliões, denúncias de maus-tratos e críticas à ineficiência na recuperação de jovens em conflito com a lei, a FUNDAÇÃO ESTADUAL DO BEM-ESTAR DO MENOR deixou de ser FEBEM. Passa a se chamar FUNDAÇÃO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE e a atender pela sigla CASA. A mudança acontece com 16 anos de atraso – considerado pejorativo, o termo “menor” tem origem no Código de Menores, de 1979, abolido em 1990  para dar lugar ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA.
Defensor da nova nomenclatura, o governador CLÁUDIO LEMBO incluiu a mudança entre seus últimos despachos antes de deixar o Palácio dos Bandeirantes, no domingo – a decisão foi publicada no DIÁRIO OFICIAL de ontem. Quando enviado o projeto à Assembléia Legislativa, ele alegou que o termo “menor”, além de estar em desuso, não é adequado aos novos objetivos da fundação, de “dar acolhimento”.
O nome CASA vem sendo usado em novas unidades para até 40 adolescentes. Esse limite, estabelecido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), continua sendo descumprido pela FEBEM nos grandes complexos, como o de VILA MARIA.
Entre os especialistas, a expectativa é de que o novo nome seja o primeiro passo para a transformação de toda a política socioeducativa da fundação. “Após quase uma década de desgraças, desde as megarrebeliões no Complexo IMIGRANTES, esperamos que esse nome seja símbolo de uma nova política de atendimento aos adolescentes”, disse o promotor da Infância e Juventude, WILSON TAFNER.

Um renomado cirurgião espanhol foi levado às pressas para CUBA, depois de uma piora no estado de saúde do presidente cubano FIDEL CASTRO. Essa informação foi divulgada hoje pelo jornal espanhol EL PERIÓDICO, de BARCELONA. Segundo o jornal, o cirurgião JOSÉ LUÍS SABRIDO –gastroenterologista especializado no sistema intestinal – viajou na quinta-feira para HAVANA em um avião fretado pelo governo cubano. SABRIDO faria uma série de exames para avaliar o estado de FIDEL e determinar se ele precisa ser submetido a uma nova cirurgião. O líder cubano foi operado no fim de julho para conter uma hemorragia intestinal e está afastado do poder até então.
O avião que levou o médico a CUBA estaria, de acordo com o jornal, carregando medicamentos e equipamentos clínicos de última geração não disponíveis na ilha. Há um mês, SABRIDO participou de um congresso médico em HAVANA.

Milhares de pessoas acompanharam hoje o enterro do ditador turcomeno SAPARMURAT NIYASOV, morto na quinta-feira, aos 66 anos. NIYASOV, que ficou no poder 21 anos, foi enterrado em sua cidade natal, KIPCHAK. A cerimônia lembrou os funerais soviéticos. Por causa de suas reservas de gás natural, o país é estratégico para a RÚSSIA e o OCIDENTE.

Autoridades encontraram hoje mais de 70 corpos em povoados destruídos por enchentes no oeste da INDONÉSIA, elevando para 87 o número total de mortos em três dias de chuvas intensas. Muitas casas ficaram submersas na ILHA DE SUMATRA, a região mais atingida do país. Na MALÁSIA, sete pessoas morreram por causa das chuvas.

24 DE DEZEMBRO DE 2007      :      -      SEGUNDA-FEIRA
Muita leitura pela manhã. LUCINDA e MARLENE estão atarefadas por causa da véspera de Natal. Cumprimentam dona EMÍLIA que hoje está completando 57 anos de idade. Recebo inúmeros e-mails de amigos virtuais. O GINO está em vésperas de iniciar sua viagem para FLORIANÓPOLIS (dia 27). Combinou ele com o MAJOR ANDREI CLAUHS uma solenidade sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, em SANTA MARIA, no quartel onde ele é o Comandante do . Por e-mail, solicita-me subsídios para esse evento, ao qual comparecerá em 7 de janeiro de 2008. Mando-lhe um trabalho executado pelo ex-combatente ATTILIO COLLETTI, que participou da tropa constitucionalista, sobre o Comando do GENERAL CANDOCA.
O CORONEL PM Ref ADAUTO manda-me “PORTAL DA LUZ”; GILBERTO TICCOLINI envia-me “VOU EMBORA PRO PASSADO”, de JESSIER QUIRINO e também a música “JOVENS TARDES DE DOMINGO”, numa apresentação histórica de ROBERTO CARLOS.
CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES telefona-me, de sua casa, para desejar FELIZ NATAL para nós. Conto a ele sobre as mensagens que o GINO acaba de me mandar.
Por volta das 18 horas, LUCINDA e eu vamos levar o presente para dona SORAYA e NELSON, um quadro do “PAPAI NOEL”, mandado fazer a uns quinze dias. Eles o colocam na sala da casa. Estão atarefadíssimos quanto à ceia de NATAL, para esta noite.
Mais tarde, por volta das 23 horas, vamos aguardar a passagem de 24 para o NATAL, com uma ceia, na casa do NELSON e da SORAYA. Estão presentes mais de trinta pessoas. Também acontece a distribuição de presentes do “AMIGO SECRETO”. Isso é muito agradável. Reúnem-se parentes e amigos da família para esse momento de descontração e alegria. Minha amiga secreta é dona DEYSE. Do meu “amigo secreto” ganho uma agenda.

FÁBIO JÚNIOR faz o seu primeiro especial de NATAL na RECORD, a partir das 23 horas. O programa, gravado em novembro no TOM BRASIL, tem o repertório da turnê do disco mais recente do cantor, “MINHAS CANÇÕES”, com versões de músicas de outros artistas e grandes sucessos de FÁBIO. Ele canta “EPITÁFIO”, dos TITÃS, e “SE EU NÃO TE AMASSE TANTO ASSIM”, de IVETE SANGALO, entre outras faixas, mas não deixa de desfilar os seus clássicos, a exemplo de “SENTA AQUI” e “FELICIDADE”.

A reabertura do MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO (MASP), prevista inicialmente para o dia 26, foi adiada para 8 de janeiro, para que a segurança seja reforçada. A polícia ainda não tem pistas das telas de PICASSO e PORTINARI furtadas na quinta-feira, dia 20. Hoje pela manhã, o delegado da 1ª Seccional (Centro), FERNANDO SCHIMIDT, ouviu os depoimentos de oito funcionários do MASP. Até agora, 33 pessoas estiveram na delegacia, mas as versões são mantidas em sigilo. A polícia já admitiu, porém, que uma das linhas de investigação está concentrada na conduta dos empregados do MASP. Dois pontos intrigam os policiais: os vigias que estavam no subsolo não escutaram nenhum barulho. Os ladrões levaram 34 minutos para abrir, com um macaco hidráulico, o portão de ferro horizontal do museu. Dentro da instituição, foram mais três minutos. Entraram correndo, subiram as escadas, quebraram uma porta de vidro e fugiram. O segundo ponto a ser esclarecido é por que esses seguranças “surgiram” no portão arrombado apenas dois minutos após a fuga.

Centenas de milhares de consumidores fizeram a festa de véspera de NATAL dos camelôs e lojistas da Rua 25 DE MARÇO, no centro da capital, durante a manhã e a tarde de hoje. Um milhão de pessoas passaram pelo centro comercial durante a manhã.

Na véspera do NATAL, o presidente LULA esbanjou otimismo em seu programa semanal de rádio, comemorando o aquecimento da economia e afirmando que 2008 será um ano “infinitamente” melhor do que 2007. Ele disse sentir orgulho ao ver que a população pobre está indo às compras, vive mais feliz e conquistou a cidadania. O presidente não deu sinal de preocupação com o fim da CPMF e afirmou que o povo brasileiro já tem o “básico”. Agora, segundo ele, é hora do “salto de qualidade”.

As FARC advertiram hoje que a vida dos reféns CLARA ROJAS (assessora da ex-candidata presidencial INGRID BETANCOURT), seu filho EMMANUEL, de 3 anos, e a ex-deputada CONSUELO GONZÁLEZ PERDOMO “corre um grave perigo”, sem dar detalhes. Em um comunicado divulgado pela agência ANNCOL, a guerrilha afirmou que “operações militares (colombianas) impedem” a entrega dos cativos. Há uma semana, as FARC anunciaram que entregariam os reféns para o presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, como “gesto de boa vontade”.

Morreu o diretor de teatro belga MAURICE VANEAU, aos 82 anos, em SÃO PAULO. Há mais de 50 anos radicado no BRASIL e casado com a bailarina CÉLIA GOUVÊA, VANEAU, que sofria do mal de ALZHEIMER, estava com broncopneumonia e seu estado se agravou pela madrugada, vindo a morrer pela manhã. VANEAU foi um dos mais criativos diretores do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde seu corpo seria velado. Como o teatro está em reforma, o velório foi transferido para o crematório de VILA ALPINA. A cerimônia de cremação será realizada amanhã, às 8 horas. As informações foram prestadas pela sua cunhada LEILA VILAS BOAS GOUVÊA, autora de MAURICE VANEAU – ARTISTA MÚLTIPLO, biografia que integra a coleção APLAUSO.
VANEAU começou sua carreira em 1946, na companhia do THEATRE DU RIDEAU, fundado três anos antes, integrando depois a companhia do bailarino coreógrafo francês MAURICE BÉJART, que morreu no mês passado. No BRASIL, VANEAU viria a dirigir alguns dos maiores atores brasileiros, entre eles CACILDA BECKER e WALMOR CHAGAS (em QUEM TEM MEDO DE VIRGÍNIA WOOLF?, 1965) e RAUL CORTEZ (OS RAPAZES DA BANDA, 1971). Sua primeira direção do TBC foi uma peça do americano JOHN PATRICK (1905-1995), A CASA DE CHÁ DO LUAR DE AGOSTO, que estreou em 1956 e foi saudada pelo crítico MIROEL SILVEIRA como “uma das melhores encenações do TBC em todos os tempos”.
VANEAU desembarcou no BRASIL numa época de grande atividade cultural, os chamados “anos JK”, que viu nascer a bossa nova e o Cinema Novo. Poliglota (falava cinco línguas) e culto, o então ator deu uma contribuição enorme para a sedimentação do moderno teatro brasileiro, recebendo diversos prêmios (SACI, GOVERNADOR DO ESTADO, APCA) por trabalhos como diretor, cenógrafo e iluminador. Em 1974, ao lado da mulher CÉLIA GOUVÊA, criou o inicialmente chamado TEATRO DE DANÇA DE SÃO PAULO, ajudando a desenvolver o léxico do teatro-dança. Eles se conheceram na escola MUDRA, de BÉJART, em BRUXELAS, que explorava a interação entre várias linguagens artísticas. VANEAU deixa duas filhas, IARA e VÂNIA, a última bailarina da companhia de dança de MAGUY MARIN.  

O PAPA BENTO XVI enviou hoje um telegrama de pêsames pela morte do arcebispo emérito de APARECIDA, cardeal dom ALOÍSIO LORSCHEIDER, que morreu ontem em PORTO ALEGRE, aos 83 anos. Na mensagem, o pontífice destacou a “generosa dedicação” do cardeal à Igreja, de acordo com o VATICANO.
Foram enviadas mensagens ao arcebispo de PORTO ALEGRE, dom DADEUS GRINGS, e ao ministro-geral da ordem dos franciscanos menores, JOSÉ RODRIGUEZ CARBALLOLA, à qual o cardeal pertencia. O corpo de dom ALOÍSIO está sendo velado em PORTO ALEGRE, mas será enterrado às 17 horas do dia 27 de dezembro, no município de IMIGRANTES, a 130 km da capital gaúcha, onde estão enterrados os pais de dom ALOÍSIO.

2 008      :      -     QUARTA-FEIRA
LUCINDA e MARLENE estão ativas na preparação da casa para a véspera de NATAL. MARLENE é criativa e dá o tom da época em casa. LUCINDA curte dores nas costas e ainda não sarou completamente da erupção de pele nas costas e na barriga que a pegou no início do mês.
As primeiras ligações telefônicas cumprimentando-nos pelas festas natalinas, neste 24 de dezembro, não partem de familiares, mas sim do nosso simpático associado do MMDC, ALENCAR THOMAZ. GINO STRUFFALDI manda-me uma mensagem eletrônica e, mais tarde, telefono-lhe, contando como está acontecendo a reforma da sede da Sociedade. Outra pessoa que me telefona é o cadete JOSÉ FILHO, que agora irá para o último ano de Academia de Polícia Militar, devendo ser declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 2009. Ele é associado ao MMDC e, durante 2008 foi peça principal na formação do núcleo da nossa Sociedade na APMBB.
GINO me manda uma mensagem de natal e fim de 2008 de seus amigos maçons: GILBERTO OLIVEIRA ANDRADE, Grão Mestre Geral do GOSP; MARCOS JOSE DA SILVA, Grão Mestre adjunto; BENEDITO M. BALLOUK, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, Seção São Paulo; MARIO SÉRGIO NUNES DA COSTA, Grão Mestre Adjunto GOSP/SP; vereador ANTÔNIO GOULART; ANTÔNIO CARUSO, PROFESSOR BENJAMIM; PREFEITO GILBERTO KASSAB; ALDA MARCO ANTÔNIO (Vice-Prefeita da Cidade de São Paulo); Deputado Federal MICHEL TEMER; Deputado Federal WILLIAM HOO; ANTÔNIO GAVIOLI; LUIZ CARLOS LÓZIO; PAULO ROGÉRIO COMPRI; JOSÉ CLERINGTON; OSÍRES BLANCO.
Recebo e-mails de MARIA LÚCIA CAMARGO, JOSÉ D´AMICO, JOCIMAR, ERNÂNI e NELLY DONATO, ANDRÉ LUIZ DE SOUZA DIAS, CAPITÃO DJALMA, FLÁVIO COSTA, Deputado CORONEL PM Ref ÉDSON FERRARINI (sobre o meu aniversário, 72 anos, em 27 de dezembro), PEDRO PAULO PENNA TRINDADE. Respondo a todos esses e-mails. Um deles é o seguinte:
ESTIMADO D´AMICO
          Esta é uma época em que procuramos rever os grandes amigos do ano. Um deles é você. Justamente no ano passado é que você realizou um dos trabalhos de Hércules, ou seja, colocar a placa dos 75 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 na entrada da Câmara Municipal. Outras lutas não encontraram o respaldo necessário dos órgãos governamentais, que, você sabe muito bem, estão à procura de outras coisas mais interessantes para eles do que o civismo. Infelizmente é assim mesmo. Hoje não podemos contar muito com os homens que estão no poder: quase todos corrompidos pelo nefasto socialismo de esquerda.
          Recebo com muita felicidade os seus votos de boas festas e com uma ponta de tristeza os problemas de saúde que você vem enfrentando. Uma notícia boa é a reforma geral da Sociedade. No dia 18 de dezembro ficamos sem o piso do 2º andar; depois foram os tacos do primeiro andar; ontem, os peões "destruíram" o banheiro. Enfim, parece que ali caiu uma granada daquelas que os "vermelhinhos" jogavam nos heróis de 32. Mas deverá surgir disso tudo uma nova Sociedade. O MMDC está fechado até 14 de janeiro por causa das férias da MARINEI, nossa única funcionária. Também não daria mesmo para trabalhar no meio da revolução que está sendo feita ali.
          MEU CARO JOSÉ D´AMICO. MEUS VOTOS SINCEROS E TIRADOS DO FUNDO DO CORAÇÃO PARA QUE ESTE NATAL SEJA UM DOS MELHORES, SENÃO O MELHOR, QUE VOCÊ JÁ PASSOU. Para 2009, os sonhos de grandes realizações deverão ser realidades.  
Na noite, depois do capítulo da novela “A FAVORITA”, LUCINDA me conduz à casa do NELSON e da SORAYA para passarmos a véspera de Natal. A família da KÁTYA, mãe do IAGO (hoje está completando seis anos e cinco meses de idade), está unida a nós justamente por conta da criança. MARLENE, JOÃO, PAULO CÉSAR, também estão conosco. Com o NELSON, SORAYA, BRUNO, KÁTYA e IAGO e poucos convidados vamos aguardar a chegada do Natal de 2008. 
O NELSON recebe um telefonema de sua mãe, que reside em MINAS GERAIS. Dias atrás, sua irmã NORMA viajou para esse Estado a fim de passar o natal com sua mãe, já bem idosa.
Justamente à meia-noite formamos um círculo no quintal da casa para mentalizarmos a importância da data e a chegada do NATAL. Todos expressam seus sentimentos. Depois, é realizada a CEIA DE NATAL. Até a madrugada estamos com essa família. Essa união, entre LUCINDA, JOÃO, MARLENE somente aconteceu por causa do relacionamento entre o PAULO CÉSAR e a KÁTYA. Desse relacionamento nasceu IAGO, que hoje está com seis anos e cinco meses de vida.

Mais de 18 mil presos de todo o Estado de SÃO PAULO, do regime semi-aberto, foram beneficiados pela saída temporária de NATAL e vão passar as festas de fim de ano com os familiares. Quem não voltar será considerado fugitivo. A saída e a volta são escalonadas. O primeiro grupo saiu no fim da semana passada, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, que ainda não dispõe dos números totais deste ano. Os detentos continuaram a sair hoje e também sairá uma turma amanhã.

Um presidiário de VALPARAISO ganhou o benefício de saída temporária de Natal ontem, mas cinco horas depois de sair de trás das grades, assaltou, cometeu um homicídio e foi preso. Logo após sair da penitenciária, supostamente para passar as festas de final de ano com a família, o detento, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi para PRESIDENTE PRUDENTE e lá roubou um carro. A PM foi chamada. Durante a fuga, o presidiário atropelou um entregador de panfletos, de 26 anos. O rapaz chegou a ser socorrido para o hospital de PRESIDENTE PRUDENTE, mas não resistiu. Logo depois, o detento perdeu o controle do carro e bateu em um poste. Ele fugiu a pé, mas acabou identificado após a PM encontrar uma mochila no veículo com os documentos dele. Momentos depois, foi detido.

Quatro pessoas foram mantidas reféns por cerca de quatro horas dentro de um mercado em IGARATÁ, a 88 km da capital, ontem, por um grupo de ladrões. Um dos sócios do comércio foi agredido a coronhadas e um assaltante acabou baleado pela polícia. O local é administrado pela família do prefeito eleito do município. Dois dos criminosos haviam saído da cadeia beneficiados pelo indulto de Natal.

Faleceu hoje, em GUARULHOS, a menina SABRINA ALVES DA SILVA, de 4 anos, que havia bebido iogurte com veneno de rato há 11 dias. A bebida foi dada à SABRINA e sua irmã, EDUARDA, de 5 anos, pela doméstica ROSÂNGELA SOARES DA SILVA, de 35 anos. Ela confessou ter cometido o crime porque seu marido teria um relacionamento amoroso com a mãe das garotas. ROSÂNGELA está presa. EDUARDA teve alta médica.

A Polícia Civil de LIMEIRA terminou o inquérito sobre o assassinato do ganhador da Mega-Sena ALTAIR APARECIDO DOS SANTOS, de 43 anos. Para a investigação, ele foi morto após reagir a um assalto e está descartada qualquer participação de parentes ou dos apostadores do bolão premiado no crime. Três assaltantes, um menor e dois maiores foram presos e confessaram o assassinato.  

O presente de Natal do atacante RONALDO, do CORINTHIANS, chegou hoje à tarde, com 2,980 quilos e 49,5 cm. É uma menina e vai se chamar MARIA SOPHIA. A mãe do bebê, MARIA BEATRIZ ANTHONY, sentiu contrações pouco antes do meio-dia, foi internada e logo depois entrou em trabalho de parto normal. RONALDO acompanhou tudo e ainda cortou o cordão umbilical. De acordo com os médicos da CLÍNICA PERINATAL, em LARANJEIRAS, zona sul do RIO, a mãe e a criança passam bem e devem ir para casa em 26 de dezembro. RONALDO tem outro filho, RONALD, fruto de um relacionamento com a modelo e jogadora de futebol MILENE DOMINGUES.

O modelo e ator brasileiro DOUGLAS BARCELLOS foi achado morto nesta quarta-feira em uma praia em CASCAIS, PORTUGAL. Ele teria se recusado a pagar uma viagem de táxi por achá-la cara. Segundo o site IMDB, que faz um banco de dados sobre filmes, o ator nasceu no RIO e teria 33 anos. Ele participou do filme “CINTURÃO VERMELHO”.
    
O presidente da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY está irritado com os jornalistas de plantão desde ontem em ITACARÉ, na BAHIA, para tentar registrar sua presença no resort TXAI, para o NATAL. Policiais federais brasileiros do serviço de segurança disseram hoje que SARKOZY teria até telefonado ao presidente LULA para reclamar do que considera invasão de privacidade. Seguranças da comitiva francesa, acompanhados por uma gerente do resort TXAI, chegaram a brigar com os jornalistas, hoje de manhã. Para os agentes da PF, SARKOZY pode até desistir das férias no BRASIL, caso a imprensa continue tentando fotografá-lo.
Apesar da tensão, os jornalistas conseguiram registrar o passeio do garoto AURELIÉN, de 11 anos, filhos da primeira-dama da FRANÇA, CARLA BRUNI. Acompanhado de uma mulher, o menino andou durante cerca de 20 minutos até a praia vizinha de ITACAREZINHO, que é muito freqüentada por surfistas. Um barco da Marinha intercepta embarcações que se aproximem. Um pequeno barco de pescadores foi obrigado a se retirar. A comitiva francesa ocupa 11 bangalôs do resort. Além da família do presidente, também estão lá dois casais brasileiros não identificados, e o biólogo pai de CARLA BRUNI, o empresário italiano MAURIZIO REMMERT, que vive em SÃO PAULO.

Uma mulher foi resgatada com vida depois de passar três dias debaixo de quase 60 centímetros de neve no CANADÁ. Durante a noite, a temperatura na região em que ela ficou soterrada, ANCASTER, perto de ONTÁRIO, atingiu 16 graus negativos. DONNA MOLNAR, de 55 anos, desapareceu na sexta-feira, dia 19, depois de dizer ao marido, DAVID MOLNAR, que iria fazer compras a um shopping. O carro dela foi encontrado no sábado, dia 20, em uma área rural da cidade de HAMILTON, perto de onde ela foi localizada.

Sem deixar feridos, militantes palestinos dos grupos HAMAS e JIHAD ISLÂMICA na FAIXA DE GAZA lançaram hoje cerca de 65 foguetes contra o sul de ISRAEL. A onda de ataque – a maior desde junho, quando o HAMAS e ISRAEL firmaram um cessar-fogo de seis meses – prejudica esforços diplomáticos para firmar uma nova trégua. ISRAEL respondeu com ataques aéreos que deixaram um atirador morto e dois civis feridos. 
Faleceu nesta quarta-feira, aos 78 anos, o dramaturgo britânico HAROLD PINTER, ganhador do NOBEL DE LITERATURA DE 2005. Morreu vítima de um câncer de fígado diagnosticado em 2002. Um dos raros autores atuais que mantinha um declarado comprometimento político, PINTER dedicou-se nos últimos anos a disparar ácidas críticas à Guerra do IRAQUE, na qual o REINO UNIDO foi fiel seguidor da administração americana de GEORGE W. BUSH. Ele chegou a escrever que o então primeiro-ministro TONY BLAIR era um “criminoso de guerra” e que os ESTADOS UNIDOS são um país “dirigido por um bando de delinqüentes, seguidores de nazi-fascistas”. Irriquieto quando o assunto era direitos humanos, ele se reerguia da fraqueza provocada pela doença, como em 2007, quando se juntou aos mais de 9.200 intelectuais do mundo inteiro que assinaram uma declaração exigindo do governo americano o respeito à soberania de CUBA.
Nascido em 10 de outubro de 1930, em LONDRES, PINTER estudou no REAL ACADEMIA DE ARTE DRAMÁTICA. Em 1949, negou-se a prestar o serviço militar. Ao longo de toda sua carreira manteve uma postura de compromisso a favor dos direitos humanos e contra a guerra, que se tornou notável a partir do golpe de Estado que em 1973 derrubou SALVADOR ALLENDE no CHILE. Algumas vezes, suas posturas políticas geraram polêmicas, como quando se uniu ao Comitê de Defesa de SLOBODAN MILOSEVIC após a intervenção militar da OTAN em KOSOVO.
Seu primeiro trabalho profissional foi na BBC, chamado FOCUS ON FOOTBALL POLLS, enquanto a primeira obra teatral, O QUARTO, foi escrita em apenas quatro dias de 1957, quando ainda atuava em teatros ingleses. Ali, já estão presentes alguns dos elementos básicos de sua estética: a ameaça, enquanto impulso da ação cênica, e o quarto, enquanto palco, onde o teatro intimista burguês sofre uma fulminante invasão.
PINTER pode ser considerado o precursor da geração teatral chamada na INGLATERRA de “RENASCENTISTA DO TEATRO”. Suas obras foram traduzidas e representadas em vários países. Entre sua ampla produção teatral, destacam-se “THE BIRTHDAY PARTY” (1957) e “O ZELADOR” (1959), um de seus maiores sucessos – no BRASIL, foi montado por SELTON MELO, que ficou quase cinco anos em cartaz. Trabalhou também como ator e escreveu para o cinema, mesmo considerando HOLLYWOOD um maldito lugar extraordinário – foi roteirista de UM JOGO DE VIDA E MORTE, reafilmagem de TRAMA DIABÓLICA, dirigido por KENNETH BRANAGH.  

O cientista político norte-americano SAMUEL HUNTINGTON, autor de “O CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES”, morreu hoje, aos 81 anos, em MARTHA´S VINEYARD (MASSACHUSETTS). Sua morte foi anunciada pela Universidade de HARVARD. Publicou 17 obras e 90 artigos sobre política americana, militar de democratização.





2 009        :        -      QUINTA-FEIRA
Estimado amigo Coronel Ventura,
Fiquei muito contente com a revitalização da sede de nossa Sociedade Veteranos de 32. Tenho a certeza que temos muito por fazer por ela... e faremos.
Aproveito para desejar ao senhor e a toda sua família um Feliz Natal e um 2010 repleto de coisas boas. E que possamos estar juntos mais vezes.
Um forte abraço.
Hélcio Dallari Jr.
Esta é uma das dezenas de mensagens que recebo nesta véspera de Natal. Passo a manhã com a leitura de jornais e “viagens” pela Internet.
Resolvo ir até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC a fim de imprimir as páginas de minhas memórias relativas ao Natal. Não quero amontoar essa obrigação, pois somente na segunda-feira, dia 28, é que retornarei ao MMDC.
A viagem é rápida. Mas viajo de pé num lotação. São Paulo está vazia nesta data.
Alguns oficiais me convidam para um almoço. Isso é feito num ambiente de confraternização natalina. Mas explico a eles que tenho um trabalho a fazer e retorno ao MMDC para a impressão dos dias 26 e 27. São quase cem páginas que irei colar em um livro nesses dias em que ficarei em casa.
Já em GUARULHOS, vou verificar dezenas de mensagens no computador. O CORONEL PM Ref PISANI me manda a seguinte:
CARÍSSIMO E LEAL  AMIGO VENTURA
SÓ VOCÊ MESMO PARA ANOTAR OS ACONTECIMNENTOS. QUANDO O CONHECI, AS ANOTAÇÕES TINHAM 40 ANOS
TENHO UMA AMIGA QUE ACHOU SEU BLOG, LEU, GOSTOU E ME CONTOU O QUE HAVIA LIDO
ESTOU TENTANDO LIGAR PARA SUA CASA PARA DESEJAR A TODOS UM FELIZ NATAL, COMO TODOS OS ANOS, E CUMPRIMENTÁ-LO PELO PRÓXIMO ANIVERSÁRIO, DIA 27, COMO TAMBÉM TODOS ESSES ANOS, MAS O NÚMERO 6443821 CAI EM OUTRO ASSINANTE.
NESTAS CONDIÇÕES, SÓ ME RESTA ENVIAR UM FORTE E FRATERNAL ABRAÇO DESTE AMIGO PISANI
Responder |Mario Ventura para Ubirajara
mostrar detalhes 21:41 (0 minutos atrás)
MEU AMIGO DE CORAÇAO PISANI
Fico feliz com a sua mensagem e vou colocá-la em minhas memórias. Como estou sempre colocando no blog um dia na frente (acabo de lançar na web o dia 25, com todos os natais que passei e os sentimentos que me causaram após perder minha mãe em 2004). Mas a vida é assim mesmo. Minhas memórias deixam vivos os acontecimentos pelos quais passei e conheci. Não quero guardá-las só para mim e resolvi criar esse blog em 5 de agosto de 2009. Minha meta é conseguir reproduzir todo o diário até essa data.
AMIGO PISANI, um FELIZ NATAL e UM ÓTIMO ANO NOVO. Como vai o filho? Não tenho notícias dele.
O telefone de casa é 2441 3821. Apenas mudou o 6 para 2.
O acesso ao blog pode ser feito através do link
http://ventura-memriasdoventura.blogspot.com/
2009/12/24 Ubirajara Pisani

Por volta das 22:30 horas LUCINDA me chama para irmos à casa do NELSON e SORAYA. Ali, juntamente com o PAULO CÉSAR, KATIA, IAGO, BRUNO e alguns amigos do NELSON e SORAYA vão aguardar a chegada do NATAL e fazermos a ceia costumeira. É um ambiente aconchegante, com poucas pessoas presentes. De uns anos para cá se tornou costumeiro esse encontro familiar, unindo cada vez mais as duas famílias. LUCINDA e SORAYA se uniram por causa do IAGO, filho do PAULO CÉSAR com KÁTYA. Elas se deram muito bem desde o começo e o objetivo único era a felicidade do casal PAULO e KÁTYA e da criança.   
À meia-noite fazemos uma oração pelo despertar do NATAL 2009 e rezamos a oração do PAI-NOSSO. Depois, participamos da ceia do natal e até às duas horas da madrugada estamos juntos nessa residência.

“Um super-herói para ajudar o Brasil”. Assim se define o motoboy JOSÉ ROBERTO SOUZA BARROS, que todos os dias do ano se veste de preto da cabeça aos pés e joga presentes na casa dos outros para serem doados a crianças carentes. Uma carta informa os escolhidos da missão de caridade e apresenta o responsável: o MOTOQUEIRO ABANDONADO.
“Há oito anos eu terminei um namoro que me abalou muito. Fiquei dois anos desorientado. Até que surgiu a idéia de ajudar as pessoas que precisam”, conta o motoqueiro.

Calado e caminhando lentamente, ROGER ABDELMASSIH, de 65 anos, deixou hoje o 40º DP, na VILA SANTA MARIA, zona norte da cidade. A saída ocorreu menos de 24 horas depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro GILMAR MENDES, conceder uma liminar determinando a soltura dele. A decisão pôs fim aos 129 dias de prisão do médico.
Considerado um dos maiores especialistas em reprodução assistida do País, ele responde na Justiça a acusação do Ministério Público Estadual de ter cometido 56 crimes sexuais ao longo dos últimos anos contra ex-pacientes da sua clínica.
O alvará que colocou o médico em liberdade chegou à delegacia por fax no fim da manhã. Pouco antes das 12 horas, ABDELMASSIH saiu e seguiu direto para sua casa em um carro blindado e com vidros filmados.

Uma criança de 3 anos foi encontrada morta dentro do porta-malas do carro da família, pelo próprio pai, ontem à noite, em VÁRZEA PAULISTA, a 54 km de SÃO PAULO. Os familiares do menino JOABE JÚNIOR DA CRUZ SILVA afirmaram à polícia que não sabem como o garoto conseguiu se trancar no porta-malas do veículo. A ocorrência foi registrada no plantão policial da cidade como “morte a esclarecer” e um inquérito será aberto para investigar o caso.

O ano foi de crescimento econômico na CISJORDÂNIA, as luzes estão acesas e a árvore de Natal de dez metros de altura na PRAÇA DA MANJEDOURA virou ponto de peregrinação na cidade de BELÉM. Ingressos para a concorrida MISSA DO GALO na BASÍLICA DA NATIVIDADE estão esgotados e, depois de investirem 130 mil dólares na decoração natalina, os palestinos esperam receber entre 40 e 50 mil turistas na cidade onde, segundo a tradição, JESUS nasceu.
Apesar de hotéis lotados e de um pequeno aumento nas vendas do comércio local, para muitos, o NATAL terá um momento de tristeza: além de celebrar o nascimento de JESUS, os palestinos vão marcar o aniversário de um ano de guerra na FAIXA DE GAZA, que matou mais de 1,4 mil pessoas.
Enquanto hoje os turistas participam da tradicional procissão do Patriarcado Latino de JERUSALÉM pelas ruas da cidade em direção à BASÍLICA DA NATIVIDADE, para os cerca de 32 mil moradores de BELÉM um dos pontos altos do NATAL será uma série de eventos realizados por ONG´S e pela Universidade de BELÉM em memória às vítimas do conflito. A apenas 15 minutos de carro de JERUSALÉM, BELÉM transformou-se nos últimos anos num dos maiores símbolos da luta palestina contra os israelenses. Lá, foi erguido por ISRAEL o muro de segurança de 8 metros de altura para separar ISRAEL da CISJORDÂNIA.   

Depois de quase sete meses, o Senado dos Estados Unidos aprovou o nome de THOMAS SHANNON como o novo embaixador americano em BRASÍLIA. Sua nomeação era tida como chave para as relações entre as administrações de BARACK OBAMA e LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que se desgastaram nos últimos meses.
O presidente dos EUA indicou SHANNON para o cargo em 27 de maio. Nessa época, o futuro embaixador ocupava o cargo de subsecretario de Estado para o Hemisfério Ocidental, que é o responsável pela diplomacia americana para a América Latina. Às vésperas de sua aprovação pelo Senado, em meados deste ano, o senador republicano JOE DEMINT o vetou, por causa da posição do governo OBAMA diante da deposição de MANUEL ZELAYA da Presidência de HONDURAS.

O jornal LE MONDE é o melhor periódico da FRANÇA. Uma referência internacional. Na véspera do NATAL, parte da sua primeira página foi ocupada por uma figura sorridente, simpática, simples – o presidente LUIZ INACIO LULA DA SILVA. Este ano, com efeito, e pela primeira vez, o LE MONDE o nomeou o brasileiro “personalidade do ano”, como faz na América Latina o TIMES.
O diretor do jornal explicou as razões. “BARACK OBAMA? Ele merecia essa indicação no ano passado, mais do que este ano. PUTIN? Ou MAHMOUD AHMADINEJAD? Não, LE MONDE pretende ser um jornal de reconstrução e de esperança. Na linha do “positivismo de AUGUSTE COMTE”, ele toma partido dos “homens de boa vontade”.
Um retrato de LULA foi feito pelo correspondente do jornal no Brasil, JEAN-PIERRE LAGELLIER. O fio condutor? O Brasil, que há tanto tempo tinha o rótulo interessante, mas deprimente de “país do futuro”, encontrou finalmente o seu futuro. “Como um gigante por muito tempo adormecido, ele acorda, se endireita, se estica, descobre os seus músculos e olha longe, para além da sua própria imensidão, para o mundo, que aspira ser um dos principais protagonistas”.    

Mais de 30 supostos militantes do grupo terrorista AL QAEDA foram mortos hoje em um ataque aéreo do Exército iemenita contra seu esconderijo, na Província de SHABWA, no leste do IÊMEN. A informação foi divulgada pela SABA, a agência de noticiais oficial do país, que qualificou o ataque como “a maior ofensiva contra a AL-QAEDA realizada no IÊMEN em muitos anos.”
Os membros da AL-QAEDA faziam uma reunião “para planejar atentados contra interesses iemenitas e estrangeiros, entre eles alvos econômicos-chave”. Entre os mortos estariam o líder da AL-QAEDA na Península Arábica, NASSER AL WAHAYSHI, e o segundo na hierarquia da organização, SAEED AL-SHENHRI. Segundo o governo, também há indícios de que poderia ter sido morto o clérigo radical de origem americana ANWAR AL-AWLAKI. No dia 5 de novembro, um psiquiatra do Exército dos EUA com ligações com AWLAKI matou 13 pessoas a tiros na base do FORT HOOD, no TEXAS.

O ex-presidente da VENEZUELA, RAFAEL CALDERA, que governou de 1969 a 1974 e de 1994 a 1999, morreu hoje de madrugada em CARACAS aos 93 anos, anunciou a família, destacando que não aceitaria nenhuma homenagem do Estado.
“Ele sofreu por vários anos de PARKINSON, uma doença muito dolorosa que enfrentou com muita dignidade, sem reclamar ou protestar, mas nos últimos anos ele já tinha dificuldade para falar e esta madrugada Deus o levou”, disse seu filho ANDRÉS CALDERA PIETRI à emissora privada UNIÃO RÁDIO.
CALDERA nasceu em SAN FELIPE, no Departamento de YARACUY, em 24 de fevereiro de 1916. Fundou o partido social-cristão COPEI e tomou parte do PACTO DO PONTO FIXO, firmado no final dos anos 1950 após a ditadura de MARCOS PÉREZ JIMÉNEZ pelos principais líderes políticos venezuelanos e que assentou as bases para a democracia no país sul-americano.
CALDERA, que várias vezes foi candidato à presidência da VENEZUELA, chegou ao poder em 1969 com o COPEI e em 1994, apoiado por uma coalizão de partidos. Durante seu segundo governo, CALDERA indultou os militares envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 1992 liderada por CHÁVEZ, contra CARLOS ANDRÉS PÉREZ. Após sair da prisão, CHÁVEZ aliou-se ao partido de esquerda QUINTA REPÚBLICA que o levou à presidência em 1998.
Também é atribuída a CALDERA a “pacificação do país”, ao obter uma trégua entre os grupos armados de esquerda que se enfrentaram com o governo nas décadas de 1960 e 1970, para que se integrassem à vida política venezuelana.
CALDERA foi advogado e doutor em ciências políticas e autor de vários ensaios políticos e legais. Ele foi presidente durante a maior crise financeira da VENEZUELA, entre 1994 e 1995, que arrasou com a metade do sistema financeiro do país e teve um custo de 11 bilhões de dólares. O filho de CALDERA disse que o ex-presidente será enterrado no dia 26.   

Com críticas aos governos americano e brasileiro, a família brasileira de SEAN, de 9 anos, entregou o menino ao pai, o americano DAVID GOLDMAN, na sede do Consulado dos ESTADOS UNIDOS no RIO às 8:30 horas – meia hora antes do prazo final determinado pela Justiça. SEAN chegou acompanhado dos avós maternos, do padrasto, JOÃO PAULO LINS E SILVA, e do tio LUCCA BIANCHI. O menino e o pai, que mora em NEW JERSEY, embarcaram pouco antes do meio-dia para os ESTADOS UNIDOS.

A música teve uma perda significativa nesta data com a morte de TIM HART, um dos fundadores do grupo britânico de folk-rock STEELEYE SPAN. Segundo sua filha, HART, que lutava contra um câncer de pulmão, morreu em LA GOMERA, aos 61 anos, nas ILHAS CANÁRIAS.

2 010      :         -         SÁBADO
Quando levanto nesta véspera de Natal, LUCINDA conta-me que faleceu nesta manhã o ex-governador ORESTES QUÉRCIA, no hospital SÍRIO-LIBANÊS, vítima de câncer. As notícias transmitidas pela televisão mostram o infausto acontecimento.
Biografia de ORESTES QUÉRCIA: - Filho de Otávio Quércia e Isaura Roque Quércia, Orestes Quércia morou em Franca e a seguir em Campinas para onde mudou acompanhando a família e lá foi eleito vice-presidente do grêmio estudantil da Escola Normal Livre. Nessa época ingressou como repórter do Diário do Povo e foi aprovado no vestibular da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas, onde foi diretor do jornal do Centro Acadêmico 16 de Abril e fundou a Universidade de Cultura Popular, ligada à Universidade Católica de Campinas. Locutor (1959-1963) da Rádio Cultura e da Rádio Brasil, trabalhou no Jornal de Campinas e na sucursal do Última Hora. A seguir presidiu a Associação Campinense de Imprensa e trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagem como assistente de produção.
Orestes Quércia iniciou sua carreira política ao ser eleito vereador em Campinas pelo Partido Libertador em 1962. Extinto o pluripartidarismo optou pelo MDB sendo eleito deputado estadual em 1966 e prefeito de Campinas em 1968. Em relação à sua administração o Dicionário Histórico e Bibliográfico Brasileiro (DHBB) da Fundação Getúlio Vargas destaca o seguinte: "Em sua gestão desenvolveu trabalhos através de planejamento coordenado com a Universidade Estadual de Campinas. Foi autor do projeto de avenidas expressas, pavimentou ruas e avenidas, aperfeiçoou o saneamento com a construção da terceira estação de tratamento de água e a elaboração do plano diretor de esgotos, urbanizou o parque Taquaral — na época o maior centro turístico do estado —, construiu o palácio dos Esportes e instalou praças de esportes nos bairros mais populosos. Criou ainda novos núcleos de habitação popular e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas."
Após eleger seu sucessor em 1972 passou a organizar diretórios do MDB pelo interior paulista e disputou a convenção do partido como candidato ao Senado Federal vencendo a disputa com Lino de Matos e Samir Achôa. Em 1974, foi eleito senador derrotando Carvalho Pinto que disputava a reeleição pela ARENA e era apontado como favorito. Na tribuna foi crítico da política econômica do governo Ernesto Geisel e em 1977 foi noticiada a ocorrência de casos de corrupção quando de sua passagem pela prefeitura de Campinas, porém tais afirmações não foram comprovadas. Com o retorno ao pluripartidarismo ingressou no PMDB em 1980 e declarou-se candidato à sucessão do governador Paulo Maluf em fevereiro de 1981, posição que manteria até que um acordo de última hora o fez candidato a vice-governador na chapa de Franco Montoro.
Em 1982 foi eleito vice-governador de São Paulo, mas ao contrário da imagem de unidade partidária apresentada durante a campanha, foi adversário constante de políticos peemedebistas ligados ao governador, não conseguindo, porém impedir a nomeação do deputado federal Mário Covas como prefeito de São Paulo em 1983 e a eleição do senador Fernando Henrique Cardoso à presidência do diretório estadual do PMDB naquele mesmo ano. Foi adepto das Diretas Já e da campanha vitoriosa de Tancredo Neves rumo à Presidência em 1985, ano em que se casou com a médica Alaíde Cristina Barbosa Ulson. Nesse ponto estava em curso sua candidatura a governador em 1986.
Após a vitória do ex-presidente Jânio Quadros (PTB) sobre Fernando Henrique Cardoso nas em novembro daquele ano Orestes Quércia viu aumentar seu controle sobre o PMDB num movimento denominado de "quercismo" que garantiu sua indicação como candidato a governador apesar das dissidências internas. Candidato numa eleição inicialmente polarizada entre o deputado Paulo Maluf e o empresário Antônio Ermírio de Morais e ainda contava com a participação do deputado Eduardo Suplicy, iniciou o embate com índices baixos nas pesquisas de opinião, entretanto manteve sua candidatura e afinal sagrou-se vitorioso. Seu governo foi responsável pela privatização da VASP em 1990, ano em que elegeu Luiz Antônio Fleury Filho como seu sucessor.
Em 1987, Orestes Quércia criou a Secretaria do Menor uma atitude pioneira e anterior à promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente promulgado em nível federal em 1990. Tirou menores carentes e abandonados das ruas e empregou-os como aprendizes em empresas estatais, como a SABESP. Na área dos transportes realizou investimentos na duplicação de rodovias como a Anhangüera e a D. Pedro I e na reforma de estradas vicinais. A seguir ampliou a linha leste-oeste do metrô, inaugurando as estações Barra Funda, Marechal Deodoro, e a extensão leste da Vila Matilde até Corinthians-Itaquera. Também deu início às obras do ramal Paulista do metrô, das estações Paraíso à Consolação.
No setor de saneamento básico, em 1988, através da SABESP, colocou em operação a Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri, aumentando de 5% para 25% o índice de tratamento dos esgotos na Região Metropolitana. Em 1990, concluiu as obras da SABESP de produção e tratamento de água da Estação de Tratamento de Taiaçupeba, localizada na Represa de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes, melhorando o abastecimento de água da região leste de Grande São Paulo.
Orestes Quércia em Avaré, na década de 1980
Na segurança pública, inventou o Rádio Patrulhamento Padrão, uma iniciativa de aproximar a polícia da comunidade. Construiu sem abertura de licitação o polêmico Memorial da América Latina localizado na Barra Funda, cujo projeto foi de Oscar Niemeyer. Estima-se que tenha custado aos cofres públicos cerca de 74 milhões de dólares, quinze vezes mais que o previsto inicialmente.
Como defensor do municipalismo, desenvolveu ações de fortalecimento do interior, como a regionalização da produção.
Em 16 de setembro de 1988, o então secretário estadual da Indústria e Comércio, Otávio Ceccato, pediu demissão após tentar subornar um delegado da Polícia Federal com US$ 1 milhão para não ser indiciado no escândalo Banespa/Cecatto, onde o banco perdeu cerca de US$ 55 milhões em operações financeiras.
O governo Quércia também sofreu acusações de adquirir sem licitação equipamentos israelenses para as universidades estaduais e polícias civil e militar num valor de US$ 310 milhões, onde o estado perdeu um valor estimado em US$ 40 milhões.. Em julho de 1990 foram iniciadas as obras do VLT de Campinas que custou cerca de US$ 50 milhões..[4]
Seu predomínio junto ao PMDB e sua defesa em favor dos cinco anos de mandato para o presidente José Sarney levou seus adversários internos a deixar a legenda e fundarem o PSDB em 24 de junho de 1988. Nesse mesmo ano perdeu as eleições municipais em São Paulo e Campinas. Apesar do revés teve seu nome cogitado para disputar as eleições presidenciais em 1989, entretanto a candidatura escolhida pelo partido foi a de Ulysses Guimarães. Ao fim do mandato Quércia obtinha bons índices de aprovação junto à população paulista e conseguiu eleger o seu sucessor, Luiz Antônio Fleury Filho, que até pouco tempo antes era o semi-desconhecido secretário de Segurança Pública do governo Quércia.
Mas as inúmeras denúncias de corrupção relativas à gestão de Quércia que surgiram posteriormente (a denúncia mais célebre foi a de má gestão do BANESPA), o insatisfatório mandato desempenhado por Fleury e o esvaziamento de algumas medidas tomadas em seu antigo cargo acabaram por comprometer a sua imagem de forma aparentemente irremediável.
Quércia foi um dos fundadores do PMDB, tendo-o presidido entre 24 de março de 1991 e 26 de abril de 1993 ao renunciar da presidência ante as sucessivas denúncias de corrupção e o refluir de seu apoio político. Em seu período como presidente do partido fez oposição do governo Fernando Collor, apoiando inclusive o processo de impeachment, viu morrer Ulysses Guimarães e apoiou o regime presidencialista no plebiscito de 21 de abril de 1993. Ao deixar o comando da legenda foi substituído interinamente pelo senador José Fogaça e depois por Luiz Henrique da Silveira. Em 1994 enfrentou a oposição de partidários que apoiavam o governo Itamar Franco e venceu Roberto Requião na convenção que apontou o candidato do PMDB à Presidência da República numa campanha marcada pelo discurso em favor do nacionalismo, municipalismo e por críticas ao Plano Real. Ao final terminou a disputa em quarto lugar tendo sido superado até por Enéas Carneiro (PRONA). Foi presidente do diretório do PMDB de São Paulo, de 2001 a 2003. Reeleito em 2006, foi agraciado mais uma vez como presidente do PMDB paulista em 13 de dezembro de 2009 ao ser eleito pela 4ª vez o presidente na chapa Unidade do PMDB derrotando o deputado federal Francisco Rossi (chapa Candidatura Própria Já) com 597 votos contra 73 (88% dos votos contra 12%) em convenção partidária ocorrida na ALESP.
O corpo do ex-governador Orestes Quércia continua sendo velado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, mas somente a família e pessoas próximas têm acesso à cerimônia. O velório ficou aberto ao público entre as 14h e as 18h de sexta-feira (24) e será reaberto  por volta das 7h30 deste sábado (25). O enterro será realizado no Cemitério do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, às 9h. O governador Alberto Goldman decretou luto oficial de sete dias. Quércia deixa a mulher, Alaíde, e cinco filhos. Durante a tarde de sexta-feira, o corpo do ex-governador recebeu visitas do governador de São Paulo, Alberto Goldman, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e sua vice, Alda Marco Antônio, do governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, e dos senadores eleitos Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) e Marta Suplicy (PT), além de outros políticos e empresários. Quércia, de 72 anos, estava internado no hospital Sírio Libanês, onde tratava de um câncer na próstata. No início de setembro, ele teve diagnosticado a volta da doença que havia sido tratada há mais de dez anos. Dias depois, o peemedebista desistiu de sua candidatura ao Senado para tratar a doença. Alckmin foi uma das primeiras autoridades a chegar ao velório na tarde de sexta-feira e prestou condolências à família. "Deixo aqui a nossa homenagem, nosso carinho, nosso sentimento e nossas orações", afirmou. Aliado político de Quércia no PMDB até 1997, o atual governador de São Paulo, Alberto Goldman, descreveu Quércia como o político fundamental para reinstalar a democracia no país. Para Goldman, que deixou o PMDB para integrar o PSDB, não foi uma suposta insatisfação com Quércia que gerou o racha entre lideranças peemedebistas que deu origem ao PSDB. "Eu conheço essa história em detalhes e posso dizer que a fundação do PSDB não tem nada a ver com as divergências internas do PMDB. Nada disso. A relação dele com Mário Covas era perfeita", afirmou. Goldman disse que Quércia teve participação importante na campanha municipal de 2008, quando deu apoio ao prefeito Gilberto Kassab (DEM) apoiado por parte do PSDB. Na ocasião, Kassab ganhou contra parte dos tucanos, que apoiavam o então candidato Geraldo Alckmin. Para Goldman, Quércia teve  papel importante também na eleição de 2010, ao abrir mão de sua candidatura em favor de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), eleito para o Senado e pelo apoio a Alckmin para governador.
O governador disse que Quércia representa um estilo de fazer política. "Quando de sua eleição pelo Senado (em 1974) ele foi muito pressionado. Ele sempre mostrou têmpera excepcional até os últimos dias de sua vida e agora nesse momento eleitoral. Ele era um homem que falava o que pensava, ele cumpria compromissos. Era uma política do fio de bigode. Não precisava escrever e registrar em cartório. O conversado estava combinado." Outro aliado de Quércia, Aloysio Nunes reconheceu o apoio em 2010. "Ele foi muito importante para a vitória do governador Geraldo Alckmin e para a minha vitória", disse Nunes. O senador tucano lembrou que Quércia 'abriu uma brecha na ditadura com sua vitória ao Senado (1974) e organizou o MDB, além de ter sido um grande governador." Marta Suplicy (PT) disse que Quércia "teve papel relevante na redemocratização." Ela afirmou que compareceu ao velório representando a si mesma. "Não falei com ninguém. Eu soube de manhã. Na hora do almoço saí para vir dar um beijo na dona Alaíde", afirmou, referindo-se à viúva de Quércia.

AMIGOS
Quero registrar meus cumprimentos ao major BATISTA pelas palavras recheadas de sabedoria e iluminação.
Minutos antes de "abrir" o meu computador, e me deparar com a rica mensagem do amigo BATISTA, estava eu lendo o LIVRO DOS LIVROS (Carta aos Hebreus, 6), o que de imediato me permitiu associar suas palavras com o que está contido no versículo 7 do citado capítulo 6 da CARTA:
"DE FATO, QUANDO UMA TERRA EMBEBIDA DE CHUVA ABUNDANTE PRODUZ PLANTAS ÚTEIS PARA QUEM A CULTIVA, ESSA TERRA TEM A BENÇÃO DE DEUS". Numa interpretação livre, penso que a sua mensagem, Batista, representa a chuva abundante e nós, seus amigos do GBB, a terra que acabou de ser embebida por ela. Creio que sua mensagem terá o poder de germinar "plantas úteis" pela força dos nutrientes que traz em seu bojo. Aqui, da minha querida cidade de Assis (SP), o meu éden particular, em meu nome, no de minha esposa Sueli, dos meus filhos Camila, Lucas e Marcela, desejo a todos os meus irmãos de farda integrantes do GBB um natal rico de bênçãos para todos os nossos entes queridos, não nos esquecendo de incluir em nossas orações pedidos de proteção a todos os policiais militares em atividade.
Feliz 2011.
TC PM Edson Guerino Guido de Moraes
Asp 78 Assis (SP) Veterano desde 01/04/2004
PS: Batista, como você se referiu ao Coronel Maiorino, que era capitão "antigo" quando eu me apresentei no ex-CPAI4, em Marília, no final de 1978, "puxando" pela memória fiquei com a impressão de que chegamos a trabalhar juntos. Será que isso confere? Havia um tenente de estatura baixa, cabelos já quase brancos, alegre e entusiasmado que agora imagino ser o atual major Batista, de quem não tenho notícias há mais de 30 anos, pelo menos. Salvo engano, esse tenente era de Bauru, e tempo depois foi para lá transferido. Naquela ocasião, 1978 e 1979, também serviam no CPAI4 e 9BPMI, os tenentes Libório (bauruense), Minervino, Pires, Arashiro, Guerra, Cavalcante (hoje juiz no TJM) etc. Será que a minha memória ainda está funcionando bem??!!!!
Qua 22/12/10 22:14 , d2h7dhfn celmario@gmail.com sent:
Permita-me cumprimentar o WALDEMAR BATISTA que falou com o coração aberto. Suas palavras merecem reflexão.
Caro Coronel Mário, o sr. me perdoe por deixá lo tão idoso. Depois que liguei sua história, às trincheiras de 32 e coloquei no site do GBB. é que me lembrei de sua passagem pelo CPM.
Liguei então para o Ten. Cel. Antonio Marinho, residente aqui em Indaiatuba e que a convite meu em 1.996, assessorou me em uma secretaria ( está lá ate hoje ), para confirmar me se eu estava certo quanto ao seu Comando, ele não só confirmou como disse ter  trabalhado com o Sr. e o elogio sobremaneira.
Retifiquei em nosso site e peço novamente minhas desculpas.
No ensejo, renovadas boas festas e anos felizes pela frente, para o Sr. e todos os seus, com Deus olhando e cuidando de todos.
Suely/Waldemar
dez./ 2010.

ESTIMADO WALDEMAR
Acabo de lhe mandar uma mensagem antes de ler este e-mail. Um grande abraço ao MARINHO, uma pessoa simplesmente maravilhosa e da qual perdi contato. Veja você os milagres da Internet. Os amigos ressurgem como um passe de mágica. Parece que estou vendo o MARINHO neste momento. Leve a ele meus cumprimentos de FELIZ NATAL e que em 2011 tenha a oportunidade de poder entrar em contato com ele. Solicito passar para o MARINHO o meu e-mail ou meu telefone 24413821.

ESTIMADO WALDEMAR
Gostaria que não fosse um erro seu e que realmente tivesse
vivido aquele tempo de heróis. Eram homens com H maísculo que deram suas vidas, seus bens, em torno de uma nobre causa, mas não deram a honra como fazem os velhacos que estão hoje no poder. Bons tempos que passamos no CPA-M1. Na época que você situa eu era major. Ali fui promovido a Tenente-Coronel em 1985 e fui comandar o 2º BPChq em fins de 1986. Promovido nesta Unidade a Coronel, em março de 1988, retornei ao CPA-M1 como comandante. Mas isso é passado e como você situa em sua crônica estamos em tempo de mudança. E isso fazemos através do GBB. Foi uma idéia maravilhosa a criação desse meio de comunicação. Por isso sempre elogio o CIAPINA no seu papel de moderador. Muita coisa tenho copiado para minhas memórias. Você sabe que desde os 13 anos, no começo de julho de 1950, comecei a relatar tudo o que acontecia comigo. Como bom capricorniano não parei até hoje. Resolvi repartir com os outros o que colhi desta vida e coloquei minhas memórias na web. Caso você tenha paciência em ler meu diário e só clicar em
http://ventura-memriasdoventura.blogspot.com/
O principal escopo dessa minha mensagem é lhe desejar um FELIZ NATAL e que em 2011 mantenhamos contatos com nossos amigos do GBB com mais frequencia.

Faleceu em TERESÓPOLIS, aos 79 anos, ÁLVARO BRITO BEZERRA DE MELLO. Poucos conheciam tanto sobre as riquezas brasileiras quanto ele. Não por acaso o presidente da Associação Brasileira de Indústria Hoteleira (ABIH), ALVARO BRITO, ganhou apelido de “EMBAIXADOR DO TURISMO”. Casado com a artista plástica YVONNE BEZERRA DE MELLO, o empresário pernambucano também presidia o conselho de administração da Rede de Hotéis OTHON – grupo onde começou sua carreira em 1959 e do qual chegou a ocupar a presidência. Por suas iniciativas pra impulsionar o setor, ainda foi indicado ao Grand Prix do Prêmio CAIO 2002.

O “MAESTRO ZEZINHO”, um dos participantes mais conhecidos do programa SÍLVIO SANTOS, no SBT, morreu hoje, em SÃO PAULO, aos 78 anos. JOSÉ BATISTA DA SILVA JÚNIOR, seu nome verdadeiro, comandava a banda do programa “QUAL É A MÚSICA?” Foi ele que fez o arranjo da música “SÍLVIO SANTOS VEM AÍ”, um clássico da TV no país. O maestro estava há 40 dias internado no Hospital TOTAL COR, após sofrer um infarto. Em nota, o SBT lamentou a perda do músico, considerado “parte da história do SBT e da vida de SÍLVIO SANTOS”.

O artista plástico FERNANDO ZARIF morreu hoje, aos 50 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. ZARIF expunha seus trabalhos na galeria MILAN, também na capital, e realizou algumas mostras em PARIS, na FRANÇA. O artista, que foi enterrado hoje no Cemitério do MORUMBI, era conhecido por seu bom humor. No FACEBOOK, diversos amigos prestam homenagens a ZARIF.
Morreu o pintor RAPHAEL FALCONE, aos 90 anos. Era encantado pelo belo. Reproduzia obras de grandes nomes da pintura mundial – como o italiano CARAVAGGIO e o russo KANDINSKY – em telas que ele próprio desenhava e cobria com tinta óleo. Produziu mais de 600 quadros assim. Quem via dizia que era igualzinho ao original. Tinha ferramental para isso, aluno do Liceu de Artes e Ofícios que foi. Piadista incorrigível, também era encantado pelo saber. “Quem estuda progride”, acreditava. Resultado? Cursou Direito no Largo de São Francisco passou em um concurso do Ministério da Fazenda, em SÃO PAULO, e cultivou o bom uso do português vida afora – ensinando-o até aos seus enfermeiros, sempre entre uma risada e outra.

O Hospital SÍRIO-LIBANÊS divulgou nota no início da tarde na qual informa que o vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, internado desde o dia 22, “voltou a apresentar sangramento no intestino, em quantidade moderada”. De acordo com o comunicado, ALENCAR mantinha-se clinicamente estável e continuaria na UTI do hospital. Para enfrentar o quadro, ALENCAR recebeu transfusões de sangue. Passaria, mais tarde, por uma hemodiálise. O boletim foi subscrito pelo diretor técnico do hospital, ANTÔNIO CARLOS ONOFRE DE LIRA, e pelo diretor clínico PAULO AYROZA GALVÃO. ALENCAR é atendido por uma equipe de médicos: PAULO HOFF, RAUL CUTAIT, ADEMAR LOPES, ROBERTO KALIL FILHO e YANA NOVIS, DAVI UIP e MIGUEL SROUGI. No final da manhã, CUTAIT havia informado que o estado de saúde do vice era “razoavelmente estável” e a equipe aguardaria a evolução do quadro, nos próximos dias, para decidir se liberaria ou não ALENCAR para deixar a UTI.

Milhares de europeus foram obrigados a trocar a ceia de Natal com família por balcões e poltronas incômodas em aeroportos centrais do continente. Aqueles que haviam optado por viajar por terra, tiveram de enfrentar as baixas temperaturas, gelo e neve em estradas e ferrovias. Em meio à crise, políticos e autoridades do setor passaram a trocar acusações sobrem quem seriam os responsáveis pela situação. Para os próximos dias, serviços de meteorologia alertam para a possibilidade de novas tempestades de neve. Pior: a instabilidade deverá se estender até o ano novo. Pelos cálculos da UE, as sucessivas tempestades de neve nos últimos dias e o caos já comprometem o crescimento do PIB na região em dezembro.    

ROY NEUBERGER, um dos maiores colecionadores de arte dos EUA, morreu nesta sexta-feira, aos 107 anos, no CITY´S PIERRE HOTEL, em NOVA YORK. Natural de BIDGEPORT, CONNETICUT, NEUBERGER chegou a estudar arte por um ano na Universidade de NOVA YORK, mas preferiu se dedicar aos negócios e, com o sócio ROBERT BERMAN, fundou em 1939 a NEUBERGER BERMAN, uma das empresas de investimento mais bem sucedidas de NY. Ganhador da Medalha Nacional das Artes dos EUA em 2007, provou que não só era capaz de sobreviver às três grandes crises de WALL STREET, como também de construir uma das maiores coleções de arte contemporânea do mundo. Em 1974 criou o NEUBERGER MUSEUM OF ART, ao norte de NOVA YORK, que contém centenas de obras de artistas como GEORGIA O´KEEFFE, EDWARD HOPPER, WILLEM DE KOONING e JACKSON POLLOCK, entre outros. 

Por volta das 22 horas, LUCINDA, MARLENE, JOÃO, PAULO CÉSAR e eu vamos para a residência do NELSON e SORAYA. Ali, em companhia da família da KÁTYA e amigos convidados vamos passar as últimas horas da véspera de NATAL e assistir o início de mais um Natal. Tornou-se costumeiro essa nossa visita aos avôs maternos do IAGO EL MOUALLEN, depois do nascimento do filho do PAULO CÉSAR e KÁTYA. Com muita alegria, contentamento por esta união, vamos encontrar nessa família o incentivo para continuar com os encontros que substituem o carinho do elo familiar que perdemos com a morte de minha mãe. Apenas a MARLENE apresenta certa dificuldade para andar. Ela sofreu uma operação do tornozelo recentemente e está convalescendo ainda desse processo cirúrgico. Mesmo assim demonstra alegria e está retornando à sua maneira de comportamento. Alguns minutos antes da meia-noite a KÁTYA lê uma mensagem própria para essa época natalina.

2 011       :       -       SÁBADO
Recebo pela Internet uma belíssima crônica sobre o Natal, de autoria de IVO LEITE:
Para falar do Natal, não existem segredos, basta olhar para dentro de nós mesmos. No Natal, estamos propícios a amar mais, ter mais carinhos, ser mais solidários. É o que nos envolve, este Espírito Natalino. Mas vejamos o mundo num foco mais nítido - isso ocorre somente nesta época do ano. O nascimento de Jesus Cristo tem o poder de causar essa transformação em nós. Época em que surgem milhares de voluntários, pessoas fazendo seus donativos, pessoas se abraçando, trocando calor humano com seus entes queridos. Eu vejo muita gente se engrandecer diante desse espírito, mas eu somente tenho a perguntar: - Por que? Porque essas coisas só ocorrem no mês de Dezembro? Será um mês sagrado? Será que é tão difícil sermos assim o ano inteiro? Todos os dias de nossas vidas, nós devemos amar uns aos outros, respeitar uns aos outros, sermos solidários. O mundo não funciona somente no Natal, as crianças não necessitam de carinho, apenas no Natal, os necessitados, não passam fome, não sentem frio apenas no Natal. Eu quero olhar o Mundo e poder ver isso todos os dias. Se Deus me concedesse um desejo, desejaria que nascesse um Jesus Cristo todos os dias.
Levanto nessa véspera de Natal com a intenção de achar um livro solicitado pelo CORONEL PM ODAIR, a fim de atender seu filho, CAPITÃO PM, que está fazendo o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Na biblioteca, subo em escada e retiro pacotes de regulamentos e leis que me ocuparam uma grande parte de minha vida profissional na antiga Força Pública e depois Polícia Militar. Muitos deles foram doados pelos Coronéis OCTÁVIO, MENDES, ALBERTINO, PEREZ e outros oficiais em épocas diferentes. Isso me ocupa horas desta data e trazem depois uma dor generalizada no corpo. LUCINDA ainda me aconselha a desfazer-me de tudo isso. Talvez tenha razão, mas isso somente será possível depois de minha morte.
Ficamos sabendo que faleceu a mãe do TIMBÉ, uma pessoa que freqüenta a casa do NELSON e SORAYA. Ele sempre viveu para a mãe, sem constituir uma família, apesar de ser maduro de idade. É algo bastante desagradável, principalmente por ter acontecido na véspera do Natal.
No computador, aproveitando o sábado, coloco em dia meus apontamentos. Recebo vários e-mails. Entre eles:
 O Núcleo Cel. Francisco Vieira, em nome de seu Presidente-Fundador e demais membros, deseja a todos os nossos fiéis leitores e também aos novos leitores e amigos, um Natal mais do que especial! Com muito amor, carinho, felicidade, saúde! Também, um Ano Novo cheio de esperanças, repleto de alegrias, sonhos concretizados, trabalhos cumpridos e, porque não, "muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender..."!
   E que venha 2012 e as comemorações dos 80 anos do Movimento Constitucionalista! Nosso trabalho está apenas começando! Obrigado a todos!

Eric Lucian
Saudações caro companheiro Cel. Mário Ventura!
Primeiramente, gostaria de dizer que fico muito orgulhoso de ter minha pesquisa e meu trabalho em prol a memória dos soldados e voluntários que lutaram e/ou morreram por São Paulo na Revolução Constitucionalista de 1932! Obrigado por apoiar esta empreitada, deste jovem pesquisador de 22 anos.
Venho também, desejar você e a sua Família, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de Saúde, Felicidade, Sucesso e que a Comemoração dos 80 Anos do Movimento Constitucionalista obtenha sucesso e faça por merecer a memória e a vida de todos aqueles, homens e mulheres, toda uma geração que lutou e empenhou-se por um São Paulo e um Brasil mais democrático!
Um Grande Abraço!
Eric Lucian Apolinário
Pesquisador - Presidente
(19) 8102-7351
Núcleo Cel. Francisco Vieira
Sociedade Veteranos de 1932  
http://nucleommdcitapira.blogspot.com/

CARO ERIC
Aos 22 anos você é um vencedor. Muitos que poderiam fazer alguma coisa pelo IDEAL DE DIREITO, não chegam nem a ter a idéia de colocar na Internet os conhecimentos que têm. Outros já morreram e levaram para o caixão tudo
Aquilo que aprenderam e não souberam contar aos seus descendentes. Será egoísmo ou será burrice? Ou serão as duas coisas ao mesmo tempo?
Levei ao conhecimento do facebook e da minha rede de amizade os dizeres seus na carinhosa mensagem de Feliz Natal.
A família VENTURA deseja a você e aos seus entes queridos que as bênçãos do Supremo Criador do Universo guiem os seus passos e os dos seus na empreitada divina de transmitir seus conhecimentos à humanidade. 

Apesar das dores no corpo, acompanho a LUCINDA na nossa ida até a casa do NELSON e SORAYA para passarmos com a família da KATYA a ceia de NATAL, como temos feito nos últimos anos. A mãe e o tio da NORMA estão presentes nesta noite. Eles vieram de MINAS GERAIS para passar esses dias com a família. São horas agradáveis que nos acalentam a espera da meia-noite, quando reunimos em círculo para fazer uma prece e desejar um feliz Natal a todos os presentes. KÁTYA lê a crônica de IVO LEITE.

Nem na véspera de Natal ADRIANO consegue ficar longe de confusão. Desta vez, o atacante do CORINTHIANS é suspeito de ter atirado acidentalmente na mão de uma mulher, dentro do próprio carro, após sair de uma balada na BARRA DA TIJUCA, no RIO, por volta das 6 horas da manhã. Uma das primeiras providências tomadas pelo IMPERADOR após o episódio foi telefonar para dirigentes corintianos. O jogador se disse vítima do destino. “Tudo acontece comigo. Eu sou muito zicado”, afirmou. Testemunhas relataram que o IMPERADOR brincava com uma pistola calibre 40 quando houve o disparo acidental. “Ouvimos da vítima e das outras garotas que o ADRIANO, de forma imprudente, apontou a arma em direção aos passageiros”, contou o SARGENTO PM HAMILTON DIAS. No momento do tiro, o corintiano estaria no banco do carona do BMW, guiado por JULIO CESAR BARROS DE OLIVEIRA, Tenente da reserva e segurança. No banco traseiro, haveria quatro mulheres, com as quais o IMPERADOR foi visto na boate BARRA MUSIC, minutos antes. O disparo acertou a mão esquerda de ADRIENE CYRILO PINTO, de 20 anos, causando fratura exposta. O segurança a levou para o hospital. Em outro carro, ADRIANO foi para casa. À tarde, ele visitou a vítima e negou, em depoimento ao delegado CARLOS CÉSAR SANTOS, do 16º DP do RIO, ter sido o autor do disparo. “Ainda é cedo para apontarmos o autor do disparo. Caso seja o ADRIANO, ele pode responder por lesão corporal culposa”, diz o delegado CARLOS CÉSAR SANTOS. Segundo ele, é preciso que o IML realize o exame de balística na vítima e também no atleta do CORINTHIANS para verificar se existe pólvora nas mãos de ambos. ADRIENE foi submetida a um procedimento cirúrgico por volta das 11 hors, a fim de identificar o dano causado pelo projétil.   

A atual crise do Judiciário brasileiro já é reconhecida entre ministros do Supremo Tribunal Federal como a mais grave desde a CPI que investigou NICOLAU DOS SANTOS NETO, o “juiz LALAU”, em 1999. Historicamente reconhecida como uma cidadela fechada, o Judiciário foi fraturado em decorrência da ação do Conselho Nacional de Justiça de mexer na “caixa preta” dos tribunais, ao inspecionar as folhas de pagamento e declarações de bens de juízes. Estudiosos e jurista vêem na crise um divisor de águas para a magistratura – exposta ao risco de parecer avessa à transparência e defensora de privilégios.

Duas adolescentes morreram e outra ficou gravemente ferida em acidente ocorrido por volta das 3 horas de hoje, no cruzamento da Avenida GOIÁS com a Rua VOTORANTIM, em SÃO CAETANO DO SUL, no ABC. As garotas viajavam em um GOL eu, segundo testemunhas, cruzou o farol vermelho a pelo menos 150 km/hora, bateu em um SENDERO e capotou. As vítimas ficaram prensadas nas ferragens. PALOMA OLIVEIRA SOUZA DA SILVA, de 16 anos, JOSIANE FERREIRA DA SILVA, de 23, e ALINE CRISTINA SANTOS CARMO, de 19, estavam no GOL dirigido por TADEU JOSÉ DOS SANTOS, de 28 anos. As garotas haviam pegado carona para ir a uma festa. Todos haviam tomado bebida alcoólica e retornavam para casa, na Favela SACADURA CABRAL, no município vizinho de SANTO ANDRÉ, quando ocorreu o acidente. No SENDERO atingido pelo GOL estavam a assistente administrativa PATRÍCIA KENNEZ LIRA, de 23 anos, e o colega DAVISON CESAR RAMOS, de 24. A garota, que ficou muito assustada, sofreu ferimentos leves, foi medicada no Hospital ALBERT SABIN e liberada. As outras vítimas também passaram pelo mesmo hospital, mas JOSIANE e PALOMA já chegaram mortas. ALINE, gravemente ferida, foi removida para o Hospital MARIO COVAS.

Uma caçada policial iniciada na PRAÇA PANAMERICANA, ALTO DE PINHEIROS, que se estendeu até o MORUMBI, assustou moradores. O SARGENTO PM JÚLIO CESAR FRANÇA PIRES e o soldado PM FLÁVIO ROCHA, do 23º Batalhão, suspeitaram de quatro ocupantes de um HYUNDAI i30 preto. O carro, roubado no dia 2 de dezembro, era citado por vítimas de roubo na região. Mas os suspeitos fugiram da abordagem rumo à Marginal PINHEIROS e trocaram tiros com PMs de outro batalhão. Um soldado e um ladrão foram baleados. A caçada só acabou quando o carro bateu numa livraria em um posto no PORTAL DO MORUMBI. O bando armado foi preso.

A tarefa de evitar, a qualquer custo, o gol do adversário foi exercida durante décadas nos grandes clubes por vigorosos zagueiros vindo do Sul do país. Em 1973, VICENTE GONÇALVES DE PAULO, quando o SANTOS foi campeão paulista de futebol, era o terror dos atacantes adversários. VICENTE iniciou a carreira no GUARANY DE BAGÉ e em 1971 veio para o SANTOS, onde jogou até o título de 1973. A equipe santista na época tinha como a sua principal estrela o Rei PELÉ. Enquanto o camisa 10 esbanjava futebol arte do meio para a frente, VICENTE e a zaga do SANTOS formavam uma barreira difícil de ser superada na defesa. O estilo xerife com disputas de bola vigorosas, porém leais, fez a fama do zagueiro que, na concentração, era chamado de GAÚCHO pelos companheiros de time praiano. Depois do SANTOS, VICENTE voltou para o RIO GRANDE DO SUL para defender as cores do GRÊMIO. No tricolor gaúcho conquistou títulos importantes. Em 1977, 1979 e 1980 ganhou o campeonato estadual e em 1981 foi campeão brasileiro, na equipe que também tinha o ídolo RENATO GAÚCHO no ataque. Na década de 1970 chegou a jogar na Seleção Brasileira do Exército, conquistando alguns títulos internacionais. Ele também jogou no CORITIBA, onde levantou a taça de campeão paranaense, em 1976. VICENTE deixou os gramados para assumir a função de técnico. Treinou o BAGÉ, da sua cidade natal, em três oportunidades. Em 1993 levou o time para a primeira divisão do Gauchão. VICENTE morreu vítima de câncer. Nasceu em setembro de 1949.  

De uma das famílias mais ricas de SÃO PAULO, GIANNANDREA CARMINE MATARAZZO nasceu em março de 1929 num casarão da Avenida PAULISTA, propriedade do avô, o senador italiano ANDREA MATARAZZO. Criou faisões nos jardins do imóvel. Era o sobrinho predileto do industrial FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO, o CICCILLO, que criou o MUSEU DE ARTE MODERNA e a BIENAL DE SÃO PAULO. CICCILLO, por sua vez, era sobrinho de FRANCISCO MATARAZZO, o fundador das Indústrias Reunidas FRANCISCO MATARAZZO, o maior grupo industrial da América Latina até os anos de 1970. GIANNANDREA trabalhou com CICCILLO, dono de um apartamento no 22º andar do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, onde recebia intelectuais em almoços famosos. Industrial, GIANNANDREA presidiu a Metalúrgica MATARAZZO. Viveu numa mansão no JARDIM AMÉRICA, bairro nobre de SÃO PAULO, de 800 metros quadrados de área construída. As obras de arte da casa, um pedaço na ITÁLIA no BRASIL, foram quase todas presentes de CICCILLO. Lá, GIANNANDREA e a mulher, MARIA THEREZA, criaram os filhos CAMILA (decoradora), ANDREA (político, atual secretário estadual de Cultura), CLÁUDIA (consultora de etiqueta) e PAOLA (fotógrafa, com nome artístico de JADE). Tiveram sete netos. Criador de gado, GIANNANDREA introduziu no BRASIL a raça bovina italiana CHIANINA. Presidiu o Colégio DANTE ALIGHIERI, onde estudou, um dos mais tradicionais de SÃO PAULO. Aos 82 anos ainda estava ativo e cuidava da propriedade rural, na qual criava animais e tinha plantações. Morreu neste sábado de parada cardíaca. Será enterrado amanhã no Cemitério da CONSOLAÇÃO.  

Manifestantes russos se reuniram hoje em MOSCOU e em outras cidades do país para um novo protesto contra as eleições parlamentares do último dia 4, que teriam sido fraudadas em benefício do partido RÚSSIA UNIDA, do premiê VLADIMIR PUTIN. Na capital, nem o frio e a neve impediram o ato e as ruas foram tomadas por multidões. Mais de 40 mil pessoas participaram do evento, que contou com a presença do ex-presidente MIKHAIL GORBACHEV. O premiê, por sua vez, acusou os ESTADOS UNIDOS de fomentar os protestos com o objetivo de enfraquecer a RÚSSIA. Em resposta, manifestantes apareceram hoje com placas dizendo “HILLARY, ainda estou esperando o meu dinheiro”, numa referência à secretária de Estado dos EUA, HILLARY CLINTON. Líderes da oposição continuam a pressionar por novas eleições parlamentares e pela punição dos acusados de fraude. O governo insiste que não houve irregularidades.

A rainha ELIZABETH, da INGLATERRA, passou a manhã no Hospital de CAMBRIDGE onde seu marido, o príncipe PHILIP, está internado. O nobre, de 90 anos, precisou passar por uma cirurgia para colocar um stent no coração, após passar mal com dores no peito ontem. Segundo o Palácio de BUCKINGHAM, ainda não há previsão de alta, mas os médicos acreditam que ele sairá logo do hospital.       

O ator norte-americano ROBERT EASTON BURKE, que tinha um talento excepcional para imitar sotaques, morreu neste sábado, aos 81 anos, em sua casa, em LOS ANGELES. EASTON era capaz de imitar 200 tipos de sotaque e ensinou atores famosos a falar como estrangeiros, entre eles GREGORY PECK (o sotaque de MENGELE em MENINOS DO BRASIL) e FORREST WHITAKER (o sotaque de IDI AMIN em O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA). Semanas antes de sua morte ele estava treinando JOHN TRAVOLTA para falar como um bósnio. EASTRON BURKE sempre desempenhou papéis secundários em filmes e participou de seriados na televisão, como PAPAI SABE TUDO.

2 012    :     -    SEGUNDA-FEIRA
Na véspera de Natal, já pela manhã, LUCINDA e MARLENE estão atarefadas na cozinha. Preparam o almoço. Enquanto isso na minha biblioteca organizo os jornais que estão empilhados há dias. As atribulações últimas na Sociedade Veteranos de 32-MMDC acarretaram esse acúmulo de serviço. Agora, com as datas de fim de ano posso, com calma, colocar tudo em seu devido lugar. Mas noto que o espaço está diminuindo e isso acarretará medidas drásticas para o futuro.
Também me dedico às minhas memórias. No computador, revejo mensagens de boas festas de vários amigos e as transmito também. Faço contatos telefônicos com o CORONEL PM MENDES, SARGENTO PM Ref MENESES, SARGENTO PM Ref TOMAZZONI e outros. Todos eles estão reunidos com seus familiares à espera do Natal.
Por volta das 21 horas, vamos à casa do NELSON e da SORAYA. Tal como nas últimas vésperas de Natal, ao lado da família que foi unida com a vinda do IAGO, vamos passar as horas que antecedem o Natal. KÁTYA, PAULO CÉSAR, NORMA (sua mãe), RENATA, TIMBÉ, BRUNO estão todos reunidos.
LUCINDA toma um copo de vinho e tem sua pressão alterada bruscamente, chegando a desmaiar. Isso causa verdadeira transformação no espírito natalino, substituído pela apreensão de que algo muito sério tenha acontecido com ela. PAULO CÉSAR, MARLENE e JOÃO GOMES, pegam o carro da KÁTYA e levam LUCINDA rapidamente para o Hospital Municipal da cidade. KÁTYA, RENATA e eu vamos a pé para esse hospital. Quando chegamos LUCINDA já está sendo medicada e tomando soro. Aparentemente está bem e conversa conosco sobre o acontecido. LUCINDA tem por defeito se alimentar muito mal e fumar em exagero. Isso ela faz quase que todos os dias. Hoje, levantou cedo, cuidou da casa durante o dia todo, fumou muito e não comeu quase nada.
Isso aconteceu uma meia hora antes da meia-noite. Os cumprimentos pelo Natal 2012 são dados no hospital. A pressão da LUCINDA estava 8 por 4,5. Depois do soro essa pressão sobe para 10 por 5 e ela é liberada. Ela faz questão de vir até em casa. Troca de roupa e retorna ao lar de NELSON e SORAYA para cumprimentá-los pelo Natal. Tudo não passa de um grande susto.

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO
Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca.
É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.
É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale
por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.
Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.
O NATAL é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.
Que neste NATAL você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.
Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.
Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
Todo ANO NOVO é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.
Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!
FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS.
(Essa mensagem foi lida na casa do NELSON e SORAYA por ocasião da passagem de 24 para 25 de dezembro).

A SITUAÇÃO  DO PAÍS  FACE  A ACEITAÇÃO DO GOVERNO E POPULARIDADE  DE DILMA
WWW.FORTALWEB.COM.BR/GRUPOGUARARAPES
A mídia propala a quatro ventos os 67% da aceitação do governo e os 78% da popularidade de Dilma. Aonde o IBOPE coletou esses dados para sustentar esses índices de aceitação e popularidade?  Os consultados conhecem o envolvimento do governo e da Presidência da República relativas  as suas casas civis enlameadas no “mensalão”, no caso Erenice,  agora caso Rosemary, da operação Porto Seguro, ambas das casas civis da presidência, e a má gestão nos principais programas com irregularidades apontadas pela AGU na excursão dos  PAC I e PAC II?
Os pesquisados sabiam que a inflação saiu do controle do governo e já beira os 6% a.a.?; Que a meta do superávit fiscal não foi cumprida?; que a  nossa taxa de poupança caiu de 19 para 17 %? ;Que o câmbio flutuante está sendo mantido a “marteladas”, pelo ministério da Fazenda/Banco Central para não ultrapassar 2,10 %?; que a taxa de crescimento do PIB é uma das menores do
mundo e na América Latina está acima,apenas , da do Paraguaio?; que é caótica a situação do parque industrial  brasileiro, sem nenhuma condição para competir  no mercado externo e muito distante das condições ofertadas pela China,Coréia do Sul,  mesmo de alguns  países em crise da Europa e dos EUA  que estão saindo da recessão?
Os consultados na pesquisa sabiam que o custo Brasil é um dos maiores do mundo em face da nossa precária infraestrutura (viária, ferroviária, portos, aeroportos, energia ,etc)? Que a nossa carga tributária ( 38% do PIB) é também, uma das maiores do mundo? Que a nossa legislação é altamente burocratizada e estatizante? Que o macro ambiente regulatório, controlado pelo governo, é desfavoráveis aos negócios e investimentos interno e
externo?  Que a intensa intervenção do Estado (Petrobras, Vale do Rio Doce, Sistema Eletríco,) gerou  expectativa de  alto risco de retorno futuros e não favorece os investimentos externos e da iniciativa privada nacional?
Que a PETROBRÁS ocupa os noticiários em escândalo de mais de um trilhão de reais e acaba de apresentar prejuízo no terceiro trimestre demais de 600 milhões de dólares.
Os pesquisados sabiam que os preços dos nossos derivados do petróleo são um dos maiores do mundo mesmo comparados com os dos países vizinhos como o Uruguai e Argentina que importam esses derivados do Brasil e vendem nas suas bombas por cerca de 60% do preço cobrados aos brasileiros?
Os consultados, nessa pesquisa, sabiam que o executivo nomeou mais de 22 mil parceiros ideológicos, para cargos, regiamente remunerados, sem as qualificações devidas e sem concursos,  para ocuparem  pontos chaves na administração Nação e mesmo para desviar recursos públicos, registrados pela Procuradoria do Pais?
Os pesquisados sabiam que o Executivo dirige os destinos da Nação sem um Plano Estratégico de  médio prazo( 20 anos) para orientar todas as potencialidade da Nação, preferindo as medidas cíclicas, imediatistas,  de efeito de curto prazo e muitas delas mais populistas e de fundo eleitoreiro?;
        Os consultados sabiam que pagam impostos escorchantes nas aquisições  ou pagamentos de : motocicleta, 44,40% - conta de luz, 45,81% - óleo de soja, 37,18%  – biscoitos, 37,37% – sabão em barra, 40,50% ; papel higiênico, 40,50% - caneta,  48,69% - suco, 37,84%, - água, 45,11% - cachaça, 56,00% - refrigerante, 83,07% - prato,44,76% – casa popular, 49,02 %  - medicamentos, 36 % -  conta telefone, 47,87%, etc., - Apenas para citar alguns itens? Além dessas cobranças eles sabiam que ainda pagam de 15 a 27% de Imposto de Renda sobre os seus salários?
        Os pesquisados sabiam que o Brasil não é o paraíso que a mídia divulga, pois dependente do dinheiro do Poder Executivo e por isso  propala maravilhas aos quatro ventos? Eles sabiam que entre os 150 países mais desenvolvidos do mundo o  Brasil ocupa o 84º no IDH (índice de desenvolvimento humano), o 88º no IDE ( índice de desenvolvimento na Educação), 95º no analfabetismo funcional, 106º na mortalidade infantil, o 71º na renda percapita, o 4º entre os mais violentos e mais corruptos(80
bilhões de reais desviados, por ano )..... e tudo isto sendo 6º economia do mundo? E por que tanta “popularidade”?
        Como aceitar essa popularidade da presidente, quando não teve competência para reduz a alarmante estatística da criminalidade que grassa nos quatro cantos do País  registrada no ano de  2011: 45 mil mortos no enfrentamento com o aparato de segurança estatal; os 40 mil desaparecidos com registros nos órgãos público, mais de 35 mil nos acidentes de trânsito? E o que se dizer da má gestão e da falta de Planejamento Estratégico ?
        O governo patina e não avança no desenvolvimento, por falta de planejamento de longo prazo, péssima gestão, administrando o Pais com 38 ministérios (pulverizando os escassos recursos públicos), por falta de sintonia entre os setores públicos e privados, sem determinação para resolver os problemas da infra estrutura,  do saneamento básico, tudo isto desestimulando os investimos interno e externos. E isto os entrevistados na pesquisa não conhecem, mas os que foram pagos para “preparar” as “pesquisas” sabiam e para tal  foram regiamente pagos.
        ONTEM, NOSSA PRESIDENTE FALOU AO SEU POVO. PROMESSAS MIL E QUE TUDO VAI NO MELHOR DOS MUNDOS. SERIA BOM ACREDITAR QUE ELA TENHA RAZÃO.  NÃO FALOU NO MENSALÃO. NO CACHOEIRA NA ROSEMARY e NA PRISÃO DOS PRINCIPAIS LÍDERES DO SEU PARTIDO POR CORRUPÇÃO.
 COMPREENDEMOS SUA FALA.
PARABENS POR ESCONDER A VERDADE!
        ESTAMOS VIVOS! GRUPO GUARARAPES! PERSONALIDADE JURÍDICA sob reg. Nº12 58
93. Cartório do 1º Registro de Títulos e Documentos, em Fortaleza.  Somos 1.837 civis – 49 da Marinha -  479 do Exército – 51 da Aeronáutica; 2.416 RP:  batistapinheiro30@yahoo.com.br  24 –DEZ 2012 •       Doc. 260 – 2012â€
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição
através do link
http://marketing.guararapesgrupo.com.br/admin/sair.php?id=142759|97|0&uid=134392122208802700
REPASSE, POR FAVOR. ESTAMOS GANHANDO A GUERRA PSICOLÓGICA
O bombeiro HÉLDER AUGUSTO FERREIRA DOS SANTOS, de 22 anos, foi assassinado na noite de domingo, na região do ITAIM PAULISTA, no extremo leste da capital. A principal hipótese é a de eu ele tenha reagido a um assalto. O policial conseguiu balear o inimigo, que foi preso momentos depois em um hospital da região. No tiroteio, duas mulheres, uma dela com 90 anos, foram feridas de raspão e não correm risco de morrer. O bombeiro trafegava em uma moto pela Avenida IPÊ ROXO, no JARDIM DOS IPÊS. Eram aproximadamente 20:50 horas. Ele teria assistido ao culto na igreja evangélica CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL e dirigia-se para casa. Dois bandidos se aproximaram do bombeiro em uma motocicleta. HELDER teria reagido e houve tiroteio. O policial foi atingido e, antes de morrer, também feriu um dos suspeitos. WILLIAM DOS SANTOS BATISTA, de 19 anos, ferido a tiro, foi localizado pelos PMs no Hospital ERMELINO MATARAZZO, na zona leste. Uma testemunha o reconheceu como o autor do assassinato. HELDER chegou a ser socorrido ao Hospital Geral do ITAIM, mas não resistiu. O parceiro de WILLIAM conseguiu fugir, Aparentemente, nada foi roubado do bombeiro.
LEANDRO JOSÉ DA SILVA foi morto por um policial militar, por volta das 21 horas do domingo, na Avenida ARICANDUVA, zona leste da capital. Segundo o PM, que estava a paisana, quatro homens o atacaram enquanto ele aguardava a abertura de um farol na região. O policial reagiu e baleou LEANDRO, que morreu no Pronto-Socorro JARDIM IVA, na zona leste. Com o suspeito a polícia apreendeu uma arma de brinquedo. Os outros três fugiram.
Bandidos invadiram um prédio comercial em SANTA CECÍLIA, região central de SÃO PAULO, e promoveram um arrastão, arrombando 12 das 19 salas do edifício. Os criminosos entraram nos imóveis entre a noite de domingo e a madrugada de hoje. Para tanto, arrombaram o portão da garagem e dominaram duas funcionárias. Depois levaram vários equipamentos de informática e fugiram. A polícia foi informada. Durante a perícia, os policiais encontraram uma sala secreta no térreo, onde havia várias máquinas de videobingo, que foram apreendidas.
Os motoqueiros que executam quatro homens no fim da tarde de ontem em BARUERI, usaram armamento de grosso calibre. Foram encontradas no local do crime cinco tipos de cápsulas diferentes, entre elas as de fuzil 762 e espingarda calibre 12. ALEXANDRE LEITE SOARES, de 42 anos, PAULO ROBERTO SANTOS, também de 42, e os irmãos ANDERSON e AUGUSTO CÉSAR CUNHA, de 37 e 43 anos, foram mortos com tiros na cabeça e no tórax. Nenhum deles tinha passagem pela polícia. O quarteto estava em uma padaria no JARDIM FLÓRIDA quando o ataque ocorreu. Eles eram clientes do local e moradores do bairro. Segundo vizinhos, nenhum deles tinha inimigos ou          qualquer histórico que explique a violência. O dono da padaria, JOSENILDO MOREIRA, diz ter se escondido embaixo do balcão para não ser atingido pelos tiros. Fregueses de longa data, as vítimas da chacina nunca deram problemas ao comerciante. A chacina registrada em BARUERI é a 23ª do ano, totalizando pelo menos 78 vítimas.  
Dominguinhos segue internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Joana, no Recife, para o tratamento de uma infecção respiratória e arritmia cardíaca. De acordo com o boletim médico eviado pela assessoria de imprensa da unidade, na manhã desta segunda-feira (24), o cantor está sedado, bem adaptado à respiração com aparelhos e usa marca-passo temporário. Os médicos também afirmam que ele está respondendo bem ao tratamento e a previsão é de manutenção da conduta nos próximos dias. O boletim foi assinado por Odin Barbosa da Silva, que coordena o CTI do hospital. O sanfoneiro de 71 anos foi internado na última segunda-feira (17). Na ocasião, a família do artista enviou uma nota pedindo orações e pensamentos positivos aos fãs de Dominguinhos. Ele é diabético e há seis anos luta contra um câncer no pulmão. No ano passo, ele precisou cancelar dois shows, um em Uberlândia e outro São Paulo, no Auditório Ibirapuera, após ser hospitalizado. Também em 2011, Dominguinhos foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com princípio de infarto.
CABUL, Afeganistão (Reuters) - Uma policial afegã matou um membro das forças de segurança dos Estados Unidos na sede da polícia de Cabul nesta segunda-feira, afirmaram autoridades e a Otan, em mais um ataque em meio ao aumento de questionamentos sobre a direção da guerra. O incidente pode ter marcado a primeira vez em que uma policial feminina do Afeganistão matou um membro da força de coalizão do Ocidente que apoia e treina militares e policiais afegãos. "Um conselheiro policial norte-americano foi morto em um ataque cometido por uma policial afegã", disse um porta-voz da Força Internacional de Assistência em Segurança (ISAF) liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Mohammad Zahir, chefe do departamento de investigação criminal da polícia, descreveu o incidente como um "ataque de dentro", no qual forças afegãs viram suas armas contra tropas do Ocidente que trabalham juntas com elas. Depois de mais de 10 anos de conflito, militantes seguem tendo capacidade de desferir ataques contra alvos do Ocidente em Cabul e forças internacionais se preocupam com membros da polícia e do Exército do Afeganistão, que deveriam estar trabalhando com elas. A policial se aproximou do conselheiro norte-americano quando ele estava caminhando pelo altamente guardado complexo policial de Cabul. Ela então sacou sua arma e atirou contra ele uma vez, afirmou um alto oficial à Reuters. O complexo fica próximo do Ministério do Interior, onde em fevereiro dois oficiais norte-americanos foram mortos a tiros em ataques a curta distância. O ataque ocorreu depois que o ódio no país foi incitado pela queima de cópias do livro sagrado dos muçulmanos em uma base da Otan. "Ela está sendo interrogada. Ela está chorando e se perguntando 'o que eu fiz'", disse o oficial. Pelo menos 52 membros da ISAF foram mortos este ano por afegãos que usavam uniformes da polícia e do exército.
A agência oficial de notícias SANA informou hoje que o Exército da SÍRIA respondeu ao ataque terrorista em HALFAYA, na província de HAMA. No local, ocorreu um bombardeio no domingo, que deixou 60 mortos. O ataque foi atribuído por militantes às tropas do governo. Os comitês militares explicaram que HALFAYA enfrenta uma crise humanitária com a falta de pão, provocada pelos ataques das tropas do governo. Por isso, dezenas de pessoas estavam em frente à uma padaria no momento do ataque, depois de vários dias sem o alimento. Em agosto, a organização HUMAN RIGHTS WATCH acusou as tropas do governo de cometer crimes de guerra, ao lançarem bombas em pelo menos dez padarias de ALEPPO, no norte do país.    

O ator norte-americano CHARLES DURNING, indicado duas vezes para o OSCAR e que atuou em filmes como TOOTSIE e GOLPE DE MESTRE, morreu neste 24 de dezembro em sua casa em NOVA YORK. DURNING, que participou de mais de 100 produções cinematográficas, além de programas de TV, teve sua morte relacionada a causas naturais, segundo informou seu agente à revista PEOPLE. Nascido em 1923, o ator esteve entre os soldados americanos que desembarcaram na NORMANDIA durante a 2ª GUERRA. Foi ferido na perna e sobreviveu ao massacre. Antes de entrar para a carreira artística, foi motorista de táxi, guia turístico, pintor e agente postal até ser contratado pelo NEW YORK SHAKESPEARE FESTIVAL como ator de teatro. Seu primeiro grande papel no cinema ocorreu em 1973, quando interpretou um policial corrupto ao lado de ROBERT REDFORD no filme GOLPE DE MESTRE. Foi indicado para o OSCAR em 1983 por sua atuação em A MELHOR CASA SUSPEITA DO TEXAS e no ano seguinte com a comédia SOU OU NÃO SOU?, de MEL BROOKS. Outros destaques de sua carreira são ainda os filmes DICK TRACY e UM DIA DE CÃO. 

O advogado e empresário LUÍS ROBERTO MONTEIRO PORTO, de 67 anos, morreu nesta segunda-feira, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Ele era provedor da Santa Casa da cidade. PORTO foi internado no dia 23, domingo, pela manhã, com fortes dores na região do abdômen. Ele não resistiu a uma infecção generalizada e teve uma parada cardíaca. Natural de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, o empresário assumiu como provedor da Santa Casa em 1990. Ele aceitou o convite do ex-prefeito JOAQUIM BEVILACQUA. Na época, o hospital passava por uma crise financeira. O pai do empresário, MÁRIO PORTO, já havia sido provedor do hospital por um período. PORTO conseguiu tirar a Santa Casa da situação na qual se encontrava e transformá-la em um hospital de excelência. “Ele trouxe para o hospital visão e postura empreendedoras que o marcavam como empresário. Tornou a gestão completamente profissional. Era um visionário”, disse BENJAMIN BUENO, 1º Secretário da Santa Casa, ao jornal “O VALE”. Segundo o médico ITAMAR COPPIO, vice-prefeito eleito, todas as melhorias implantadas na Santa Casa, como a ala de queimados, o transplante de fígado e a UTI, tiveram o apoio irrestrito de PORTO. A Santa Casa deixou em seu portal uma homenagem ao empresário. “PORTO era considerado um exemplo no empresariado, tendo atuado ainda nas áreas de construção civil e agrícola. Em 1980, adquiriu uma fazenda em CORDISLÂNDIA (MG). Desde criança já demonstrava o gosto pela criação de animais, o que futuramente repercutiu em mais um sucesso de seu dom como empresário, com a posse de várias fazendas e criações de animais. LUIZ ROBERTO PORTO merece todas as homenagens por ter sido o homem que foi: um cidadão 100% dedicado às atividades de alcance social e preocupado com o próximo.” PORTO deixa mulher, cinco filhos e quatro netos. “O meu pai era um homem muito compromissado com a cidadania, com a história de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS e em garantir que o atendimento fosse de alta qualidade para todas as pessoas”, afirmou FLÁVIA PORTO, 34 anos, médica e filha do empresário.   

O compositor, pianista e arranjador britânico RICHARD RODNEY BENNETT, que concorreu três vezes ao OSCAR, morreu aos 76 anos em NOVA YORK. Sua editora, a NOVELLO & CO. disse em comunicado que BENNETT faleceu no dia 24 de dezembro depois de uma breve doença. Ele foi indicado para o OSCAR pelas composições FAR FROM THE MADDING CROWD, em 1967, e MURDER ON THE ORIENT EXPRESS, em 1974. BENNETT foi aluno de PIERRE BOULEZ entre 1957 e 1958. Como pianista, ele se apresentou com a cantora CLAIRE MARTIN e gravou músicas com GEORGE GERSHWIN, JEROME KERN e HAROLD ARLEN.

24 DE DEZEMBRO DE 2013      :      -      TERÇA-FEIRA
Em minha biblioteca, numa data de plenas recordações, procuro atualizar minhas memórias e, ao mesmo tempo, fazer um passeio através dos muitos anos de minha vida. É mesmo difícil acreditar que estou chegando aos 77 anos. As vésperas de NATAL que passei junto a meus pais estão cada vez mais longe. Nem mesmo a cidade de POÁ, onde nasci, é mais reconhecível, com as mudanças enormes que lá aconteceram. Isso é algo normal, mas mexe com nossos sentimentos. A cidade de meus pais, de meus avós, de meus tios, está descaracterizada para mim. Lá ainda mora minha filha MARIZETE, com seu marido ADALVO e meu neto FELIPE. Mas é muito dolorido para eu ir a POÁ. As reminiscências de minha infância e de minha adolescência brotam do fundo da consciência e o coração balança com as doces recordações do passado. Depois vieram os tempos de Força Pública que, por força do JUBILEU DE OURO da Turma JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, estou digitalizando tudo o que aconteceu há cinqüenta anos atrás. E os tempos de Polícia Militar, com as promoções que me levaram a coronel, bem como os vinte e dois anos de inatividade que me levaram à Sociedade Veteranos de 32-MMDC (onde estou há mais de dezessete anos), trouxeram grandes modificações. Com a tranqüilidade deste 24 de dezembro, vamos fazer esse passeio pelo tempo, avaliando os prós e os contras de todos esses anos.
Hoje, em casa, MARLENE está atarefadíssima na confecção de panquecas e batatas fritas para a festa de logo mais na casa do NELSON e SORAYA. LUCINDA cuida da casa. Assim é que vamos chegar à noite. Depois dos jornais da BANDEIRANTES e da GLOBO, que mostram principalmente os estragos que as chuvas estão causando no ESPIRITO SANTO e na BAHIA, vamos passar as horas que antecedem o NATAL na casa dos avós da KÁTYA. Algumas famílias combinaram passar essa noite na casa do NELSON e SORAYA e se cotizaram na compra de bebidas e comestíveis. Muita gente está presente nessa confraternização. Nota-se um número expressivo de crianças de tenra idade, que trazem alegria e descontração para os pais e aqueles que estão presentes nessa festa. Ali esperamos o romper do NATAL DE 2013. Entre os presentes: IAGO, PAULO CÉSAR, JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR (por volta das 23 horas se afasta porque irá tocar com seus amigos em um outro lugar), RENATA, NORMA, MARYA LUYZA, BRUNO, TIMBÉ e dezenas de outras pessoas. Lembramos que no ano passado LUCINDA passou mal e foi levada rapidamente para o Hospital Municipal de GUARULHOS (e com isso vimos as primeiras horas do NATAL DE 2012 passar de uma maneira não muito boa).
É com grande pesar que a Polícia Militar comunica o falecimento, em serviço, do Soldado PM Edmar Rodrigo Exposto Gomes, do 19º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano na noite de ontem (23 de dezembro) por volta das 19h30. Ele foi morto a tiros durante uma abordagem a um criminoso armado na região do Parque São Lucas. Durante o patrulhamento pela via conhecida como Marginal do Oratório, avistaram um homem, que ao perceber a aproximação dos policiais militares fugiu correndo para uma viela na comunidade da Ilha. O Soldado Rodrigo desceu rapidamente da viatura e correu para abordar o suspeito adentrando a viela e após um breve momento, enquanto o segundo policial desembarcava da viatura, ouviu-se dois disparos de arma de fogo. O policial militar foi encontrado caído na viela com dois tiros na região da cabeça e teve sua arma (pistola calibre .40) roubada. Imediatamente ele foi socorrido ao Pronto Socorro do Hospital Sapopemba, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Rodrigo tinha 21 anos de idade, estava na Polícia Militar a 1 ano e 8 meses era casado e deixa um filho de 2 meses. O velório e sepultamento serão realizados hoje, 24 de dezembro de 2013, no Cemitério do Araçá (Mausoléu da Polícia Militar) – Av. Doutor Arnaldo, 666 – Consolação/SP.
Posteriormente informaremos o horário de velório e sepultamento.
Centro de Comunicação Social da Polícia Militar
Niterói - Uma criança de dois anos foi atingida na cabeça, aparentemente por uma bala perdida, no Morro da Chácara, em Niterói (RJ), na noite desta terça-feira. Breno Freire foi baleado quando chegava à comunidade com a família para passar a noite de Natal. O menino está internado no CTI pediátrico do Hospital das Clínicas de Niterói em estado grave. Breno sofreu uma lesão no crânio e passou por um procedimento de drenagem ao chegar no hospital. Não foi feita nem está programada uma cirurgia. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a bala não ficou alojada na cabeça. A criança está em observação, respira espontaneamente e está lúcida. Não há previsão de alta. 
Nove pessoas que ficaram feridas no acidente com um ônibus na Rodovia Régis Bittencourt, em São Paulo, permanecem internadas. O grave acidente, na madrugada de domingo, deixou 15 mortos e 30 feridos. O veículo com 54 pessoas deixou Curitiba sábado à noite, em direção ao Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu por volta das duas e meia da manhã de domingo, na altura do quilômetro 300, em São Lourenço da Serra. O ônibus da Viação Nossa Senhora da Penha saiu da pista, caiu na ribanceira, de aproximadamente dez metros de altura, e tombou ao bater no solo. A suspeita é que o motorista tenha dormindo ao volante. Ele foi indiciado.
Subiu para 17 o número de mortes em decorrência da forte chuva, no Espírito Santo. Três pessoas continuam desaparecidas. De acordo com a Defesa Civil, as equipes de resgate encontraram os corpos de três pessoas, nesta quarta-feira, em meio aos escombros das casas que desabaram em Colatina, no noroeste do Espírito Santo. Em meio às buscas, uma pessoa, que estava desaparecida, foi resgatada viva. Em todo o estado, quase 50 mil pessoas tiveram de deixar as casas por causa dos estragos causados pela chuva. 47 municípios foram afetados e cerca de 20 mil quilômetros de estradas estão destruídos. A cidade mais atingida foi Itaguaçu, onde oito pessoas morreram. Na terça-feira, a presidente Dilma Rousseff sobrevoou as áreas mais afetadas e anunciou a liberação de R$ 600 milhões para ações de emergência.
Ventos fortes e chuva torrencial varrem o sul e o oeste da França. Falta energia elétrica e voos foram cancelados. O Aeroporto Internacional de Nice foi fechado devido à falta de visibilidade. A chuva causou a suspensão das viagens de trens e balsas. O nível de alerta nas regiões sul e oeste continua no "nível laranja", o segundo mais alto na escala que avalia o perigo dos temporais. A região dos Pirineus deve registrar fortes rajadas de ventos. E em toda a costa do Mar Mediterrâneo os ventos serão fortes e a previsão é de ondas bastante altas.
Uma série de atentados contra cristãos causou a morte de 34 pessoas, em diferentes áreas da capital do Iraque, Bagdá. Um carro-bomba foi detonado, em frente a uma igreja do distrito de Doura, no sul da Bagdá. No momento da explosão, os fieis deixavam o templo. Em outros dois bairros, foram registrados ataques a tiros contra Igrejas, onde também havia concentração de pessoas na porta. A comunidade cristã do Iraque, que é bastante importante no Oriente Médio, tem sofrido um número crescente de ameaças e agressões, desde a invasão anglo-americana, em 2003. O acirramento da disputa entre sunitas e xiitas fez com que a violência também chegasse aos cristãos. Em 2010, uma missa chegou a ser cancelada, após ameaças da rede Al Qaeda.
Peregrinos e religiosos participam da missa de Natal na Basílica da Natividade, onde, segundo o cristianismo, nasceu Jesus. O maior representante católico da Terra Santa, o Patriarca Latino Fouad Twal, comandou as celebrações, que contaram com mais de mil pessoas. Os sinos tocaram para anunciar o começo e o final da cerimônia. As autoridades palestinas comemoram um recorde no número de visitantes em Belém. Cantos religiosos foram entoados em diversas partes da cidade.
2 014    :    QUINTA-FEIRA
Leio no jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO a crônica de JOSÉ RENATO NALINI, Presidente do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO:
A BUSCA DE UM SENTIDO
A História é feita de pequenos atos praticados diuturnamente, não apenas pela sequência dos grandes feitos dos considerados heróis. Todos fazemos história a casa dia, com nossas ações e nossas omissões. Cada homem é um ser irrepetível, essencial para a Humanidade e capaz de fazer a diferença, se de fato o quiser.
Gestos aparentemente insignificantes são testemunho de uma civilização. Olhar as pessoas como titulares de um atributo chamado "dignidade" é deflagrador de milagres. Numa sociedade insensível, em que tantos são praticamente invisíveis, encarar o outro nos olhos é quase uma raridade.
Quem é que se preocupa com a situação do excluído, do morador de rua, do dependente e do portador de distúrbios mentais, seres humanos presumivelmente esperados por quem um dia os trouxe à luz, acalentados quando crianças e hoje farrapos sem lugar no convívio? Pensar que nestes dias ocorreu a movimentação das compras, da preparação das ceias, da troca de presentes e que tudo teve origem no nascimento de uma criança pobre, pode parecer uma idéia desconcatenada de nossas preocupações. Quandos ainda se lembram do aniversariante?
No entanto, foi uma pessoa simples, que não escreveu livros, mas contava estórias curtas, assimiladas por quantos as ouviam. A sua mensagem mudou o rumo da humanidade. Ecoou e deu origem a uma civilização. Enquanto a ciência e a tecnologia conferem ao ser humano crescente por arrogância, prepotência e perda de consciência da finitude, as lições de CRISTO permanecem para fornecer ao desvário um consistente sentido. Resgatá-las, propagá-las, contaminar com elas as mentes infantis - de criaturas em qualquer faixa etária - é a alternativa à desumanização que atinge e grassa por vastas legiões.
FELIZ ANIVERSÁRIO, JESUS DE NAZARÉ!

NOSSA OPINIÃO - do jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO
UM FIM DE ANO MAIS DIGNO
A decisão da SANTA CASA de colocar um de seus prédios como garantia de pagamento de um empréstimo bancário não apenas de mostra acertada (depois de uma série de erros da atual gestão), como garante um fim de ano mais tranquilo para funcionários e pacientes. O dinheiro do empréstimo bancário vai servir para quitar o 13º salário e também alguns vencimentos atrasados. Entrar em 2015 sem a menor expectativa de pagar os bravos médicos e enfermeiros que, mesmo sem receber e trabalhando em condições precárias, continuam atendendo os doentes com profissionalismo, seria uma catástrofe, um péssimo sinal para a cidade. O gesto pode ser o início da recuperação da tradicional instituição, que hoje agoniza e sofre até sem papel higiênico.

CÉSAR CRUZ escreve "O MEU NATAL DE 1975"
Eu tinha cinco anos. Como todo o ano, o Papai Noel apareceu na minha escola naquela semana. E eu já estava pra lá de desconfiado...Como poderia o Velhinho estar sempre no mesmo lugar em que eu estava? Topei com ele no IGUATEMI, na MESBLA, na SEARS, no SUPERBOM  e agora na minha escola? E ele aparecia ser diferente a cada aparição, a barba, a barriga, a voz...
Chamei meu pai e enumerei as minhas inquietações noelísticas. Ao meu lado no sofá, seu ALOÍSIO ouviu tudo, sem me interromper, concentrado. Então fez um longo e grave silêncio, olhando longamente para o final do corredor escuro. Limpou os óculos, respirou longamente e, muito sério, falou:
"CESAR, vou te revelar a verdade. Mas prometa que não contará a nenhuma outra criança. Se fizer isso, vai estragar a fantasia da criança para sempre. Posso confiar em você? Orgulhoso, jurei que guardaria segredo. E então papai me contou tudo...
Contou-me que o PAPAI NOEL dos shoppings, das escolas, dos programas de TV, das revistas, nenhum deles é o verdadeiro. O legítimo nunca apareceu, nunca ninguém viu nem nunca verá, mas todos sabem que ele existe. E para as crianças não ficarem tristes, ele envia todo o ano milhões de ajudantes, meros representantes fantasiados com sua roupa, encarregados de anotar pedidos, posar para fotos, ir às escolas e animar o comércio. Mas é só na noite do NATAL, enquanto o mundo dorme, que NOEL sobrevoa a cidade no trenó puxado por renas voadoras, e de casa em casa vai escondendo presentes das crianças sob as árvores de NATAL, atrás de cortinas, sofás....E ninguém conseguirá vê-lo.
E foi assim que, graças à presença do espírito do seu ALOÍSIO, a minha crença no PAPAI NOEL, que estava por um fio, ganhou vitalidade para sobreviver, inocente, por mais uns dois NATAIS...FELIZ NATAL!

Recebo um telefonema do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, vice-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Conta-me que na maçonaria deixou o cargo de Chefe de Gabinete do Grão-Mestre do GOSP para assumir um cargo no Legislativo maçônico. Deseja-me um Feliz Natal e boas entradas. Recebe de minha parte uma retribuição de um companheiro da Escola de Oficiais de 1959/1963, de um amigo de 54 anos de Polícia Militar e também de militância na Sociedade Veteranos de 32-MMDC de dezessete anos. Lembramos em poucos minutos todo o nosso tempo de conhecimento e de todos os nossos colegas do antigo CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO.
Para completar o ciclo de saudosas lembranças, em seguida, na internet, assisto um documentário de JEAN MANSON sobre a FORÇA PÚBLICA DE 1966. Vejo o nosso desfile no VALE DO ANHANGABAÚ, com a tropa da FP comandada pelo CORONEL DIVO BARSOTTI. Mostra esse cript cenas do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista do 9 de julho de 1966 e o carroussel do Regimento de Cavalaria, com a tradicional carga. Também mostra momentos dos cadetes da Escola de Oficiais. Gosto muito desse documentário e o coloco em meu blog.

Depois do almoço, quando estou fazendo uma sesta, LUCINDA recebe um telefonema de minha prima CARMEM. Depois, mais tarde, tento telefonar para o RÉGIS e o DALMIRO, descobrindo que o telefone instalado recentemente em casa consegue somente fazer ligações na cidade de São Paulo e não DDD.    

Prezados amigos
É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento dos CEL BASTOS, grande companheiro de Turma - Aspirantes / 75.  Na verdade ele dignificou e honrou como poucos a nossa Turma, a Oficialidade e, muito especialmente a nossa querida e gloriosa Instituição PM.
Amigos, tenho toda a tranquilidade de dizer que o nosso querido BASTOS (o "Sapão", bom colega de APM e CAO/1994, bom amigo, bom goleiro de fut-sal, etc...) possuia de forma muito especial a verdadeira "alma de soldado", pois quem conviveu com ele sabe muito bem que ele tinha:
"a virtude de um rei,  a simplicidade de um monge e a coragem de um guerreiro". 
Enfim, nós amigos, perdemos um grande companheiro, a PM um grande oficial, e de forma muito pesarosa sabemos que a sua família perdeu um grande marido, um grande pai, um grande filho, enfim um membro muito querido e insubstituível.
Consola-nos, como cristãos, saber que os céus ganhou uma grande alma. Deus na sua imensa generosidade e sabedoria, acolhe o BASTOS em seus braços e o incorpora ao seu grande Exército Celestial.
Apesar da certeza dessa graça celestial, humanos que somos, os nossos corações batem quase que descompassados e nossas mentes nos mostram a dura e triste realidade da vida, pois sentimos e sentiremos por muito tempo a ausência de um grande homem, Cel BASTOS.
À família Bastos, oremos e pedimos ao Pai Celestial todas as benções, graças e o necessário consolo nesse momento doloroso e muito difícil de superar a ausencia do BASTOS.  Saudades eterna.
NOSSAS CONDOLÊNCIAS E, O MAIS PROFUNDO SENTIMOS DE PESAR À DD FAMÍLIA.
FICA COM DEUS QUERIDO AMIGO "SAPÃO".
Galasso/75 e família
Campinas  

Pessoal
Nesta data festiva, infelizmente, devemos estar preparados para aquilo que nos é reservado.
Faleceu nesta data o amigo, asp 75, Jaime Bastos Ramos, grande ser humano e profissional.
Deus o tem e os amigos amparem a família.
Donizeti
É com tristeza que comunico o falecimento do Cel Jaime Bastos Ramos, aqui em Mogi das Cruzes, hoje de manhã. O velório será a partir de 11.00 hs no Cemitério das Olicevieras, no fim da Rua Cardosos de Siqueira.
Cel 99608 8727 quem atende é o filho Rogério.
Era um bom amigo.
Gritti
meu cel. a disposição 11 98354 40 72 bom dia. eu não estou conseguindo divulgar o falecimento do Bastos. me ajude por favor.

JAIME BASTOS RAMOS NASCEU EM 4 DE JUNHO DE 1947. ENTROU PARA A ANTIGA FORÇA PÚBLICA EM 28 DE JULHO DE 1967. FOI DECLARADO ASPIRANTE A OFICIAL EM 26 DE JULHO DE 1975. PROMOÇÕES: 2º TENENTE - 24 DE MAIO DE 1976; 1º TENENTE - 24 DE MAIO DE 1980; CAPITÃO - 24 DE MAIO DE 1987; MAJOR - 24 DE MAIO DE 1995; TENENTE-CORONEL - 24 DE MAIO DE 1999. PASSOU PARA A RESERVA, COMO CORONEL, EM 1º DE MAIO DE 2002. 

Será uma data de triste lembrança nessa época de alegria para todos, mas para os amigos e para a família uma pausa para meditar.
Armas em funeral. Nosso adeus. 

Boa Noite,Mário!
Em primeiro lugar gostei muito de conversar com você e sua esposa;agora espero não perdermos mais o contato,pois sempre gostei de vocês,sempre falo de sua mãe,tinha um grande amor e carinho pela Tia Alice;nunca vou esquecê-la!Como disse a você mudei aqui para o Guarujá há um ano,estou morando na rua Francisco Rebolo,396 apto 72 no Bairro Balneário Cidade Atlântica,Praia da Enseada.Meus telefones são: fixo (13) 33266949 e Cels (11) 976685671 vivo 
                          (11)980845978 oi
                          (13)981121520 tim

Mas agora vamos aos fatos que te contei;quando mudei para cá o zelador do meu prédio alertou sobre os roubos de correntes,celulares e bolsas(principalmente quando na época da temporada)ele disse que ficássemos atentos principalmente com bicicletas com dois indivíduos.Só que agora a coisa tem se intensificado e com maior perigo pois eles estão atirando mesmo quando a vítima entrega as coisas...No domingo dia 13/12 mais ou menos as 10 horas nós vimos aqui do apartamento um casal ser assaltado na rua ao lado da nossa Rua Uruguai em frente a um prédio em construção:Era um rapaz moreno,cabelo crespo,com uma bicicleta vermelha,camiseta branca e óculos escuros amarelos,dava a impressão de ser de estatura média,pois estava na bicicleta;ele pegou os pertences das vítimas e atravessou a av D Pedro I, primeiro passando aqui em frente ao prédio,ele tirou a camiseta e o óculos e foi para a Francisco Rebolo,mas do outro lado do canal ou seja lado morro em direção a uma favela que ali existe.Nesse domingo,dia 20/12 o mesmo indivíduo e com a mesma bicicleta,mas na companhia de um comparsa assaltou um morador e o zelador de um prédio vizinho quase na esquina da av Antonio Carvalho Pinto,ao lado da tapeçaria Arte Sul,eles abordaram as vítimas quando saiam da garagem do prédio com o carro uma SUV preta da Honda,o zelador ia dirigindo já que o proprietário do carro estava com tala no braço,esse rapaz com a bicicleta vermelha e o comparsa em uma bicicleta rosa um de cada lado do carro colocaram os revólveres na cabeça das vítimas e após eles entregarem tudo,aliança e celulares,o bandido apertou duas vezes o gatilho apontando para a cabeça do zelador,mas a arma picotou e a bala não saiu,então eles desferiram várias coronhadas na cabeça do zelador.Nisso ia passando um elantra branco blindado que vendo a situação jogou o carro em cima da bicicleta rosa derrubando um dos bandidos ele correu apontou a arma para o carro e disparou atingindo o vidro que por ser blindado desviou a bala e imediatamente ele desferiu novo disparo que atingiu o espelho retrovisor.Então ele atravessou a av Carvalho Pinto e os dois carros foram atrás dele e jogaram o carro em cima dele e do muro que faz parte de um gardem,o indivíduo sofreu ferimentos,mas fugiu em direção da favela,ou seja a rua aqui virou rota de fuga.As vítimas fizeram boletim de ocorrência,e como disse a você eu liguei duas vezes no disque denúncia e no próprio domingo liguei no 190,pois estamos com medo,pois eles não estão escolhendo.o vídeo está no Guarujá em Alerta pois o prédio em frente tem câmeras de segurança,e e também foi compartilhado no facebook.Os moradores do prédio estão apavorados pois eles prometera,m voltar e se vingar do zelador,e a polícia encontrou a aliança dele suja de sangue após o canal.Por esse motivo seria bom que colocassem uma base comunitária aqui na esquina na calçada da ITACOM PEDRAS,pois aí inibiria de vez os assaltos já que eles usam nossa rua para rota de fuga.Vou ver se ainda o vídeo está no face e compartilho com  você também.Por favor peça a ele providências urgentes nesse sentido antes que ocorra uma tragédia.
Mais uma vez obrigada 

O clarinetista de jazz Buddy DeFranco morreu na última quarta-feira (24), de acordo com informações do jornal Chicago Tribune.
O músico tinha 91 anos e estava em um hospital de Panama City, na Florida. A morte foi confirmada por Joyce DeFranco, com quem o clarinetista foi casado por 44 anos. 
DeFranco mostrou técnicas ousadas de clarinete para bebop durante os anos 1940.
Entre suas performances notáveis, destacam-se as parcerias com Gene Krupa, Tommy Dorsey, Count Basie, Oscar Peterson, Billie Holiday, Frank Sinatra e outros.

Por volta das 22 horas, vamos à residência do NELSON e SORAYA. Ali, nossos anfitriões recebem dezenas de amigos e amigas, com toda a fidalguia possível, como sempre fazem na véspera de NATAL. Nossa amizade com eles nasceu com o nosso bisneto IAGO. KÁTYA, mãe do IAGO, é filha da SORAYA e isso trouxe há doze anos atrás um vínculo familiar muito grande. Vamos ali encontrar a NORMA, sua mãe, o BRUNO, e muitos outros familiares e convidados. Não está presente a RENATA, filha da NORMA, que se encontra adoentada. Num clima de desconcentração, de muita alegria, vamos aguardar o nascimento do SALVADOR, com as mãos entrelaçadas, numa comunhão de fé e esperança de dias melhores. As primeiras horas do NATAL passamos em companhia de todos eles.

2 015    :   -     QUARTA-FEIRA
Incrível a profusão de mensagens de FELIZ NATAL recebida nesta data. Primeiramente são as dezenas de amigos e amigas que mantém contatos conosco quase que diariamente através do WHATS APP. Depois, são as mensagens pela caixa de e-mails e pelo facebook. Procuro, na maneira do possível, responder a todos. Trabalho também na atualização de minhas memórias, procurando alimentar os históricos de minha vida profissional e o da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (divididos em cinco partes).

Bom dia! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente trabalhos à frente desta nobre sociedade e agradecer de coração pela outorga do Colar da Vitória. Nós aqui do interior não temos muito acesso a estas honrarias, a comunicação demora pra chegar, e uma simples medalha incentiva, bem como motiva àqueles que dão o sangue pelo trabalho Policial Militar. Conto com a sua gentileza para o recebimento das próximas, estou muito empolgado, esta foi a minha primeira!! Muito obrigado novamente, um ótimo Natal e que 2016 seja um ano repleto de acontecimentos positivos na sua vida... Conte comigo... Abração.
KRISTOFFERSON, boa tarde e feliz véspera de NATAL. Todos vocês são muito importantes para o MMDC. SOMENTE COM A UNIÃO DE TODOS é que conseguiremos desenvolver um bom trabalho. EM MARÍLIA temos um núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Recordo-me do dia em que estive no CPI-9 e nomeei como presidente o Comandante do 9º BPMI. Foi uma noite sensacional. Você bem notícias do TOTÓ, o último veterano vivo em MARÍLIA?

MEUS AMIGOS E MINHAS AMIGAS!!!!
Quero agradecer do fundo do coração o apoio que todos me deram neste 2015. Possibilitaram a construção de novos núcleos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, associação que passou a ser valorizada pela sua credibilidade em todo o Estado de São Paulo e também em outros estados e no exterior. Os 209 eventos de 2014 foram suplantados. Realizamos 211 em 2015. Tudo isso graças a vocês.
Nessa época do ano é tempo de reflexão e, com orgulho, posso dizer que a família constitucionalista está UNA, COESA e MUITO FORTE!! ISSO É FRUTO DE NOSSO ESFORÇO EM COMUM!!!
Espero contar com vocês em 2016. Podemos e devemos ter como meta o "IMPOSSÍVEL". Várias utopias já foram transformadas em realidade e outras, tenho certeza, que com a colaboração de todos tornar-se-ão outras grandes realizações!!
A todos os componentes dos 46 núcleos, nossos associados, nossos colaboradores, DESEJO A TODOS UM MARAVILHOSO NATAL E UM ANO NOVO DE ESPERANÇAS RENOVADAS!!!!

Queridíssimo coronel Ventura,
Que saudade ! Tudo bem com o senhor, dona Lucinda e demais entes queridos ? Rogo que sim.
Antes de mais nada, preciso dar-lhe a maravilhosa notícia , a confirmar mediante publicação no Diário Oficial, da criação do Colar Guilherme de Almeida.
Estava eu em viagem na casa de parentes, na cidade de Vargem Grande do Sul, e ao retornar ontem , fui informado de que a Câmara Municipal teria aprovado, no último dia 17 de dezembro, a criação do Colar, ideia nascida de sua abençoada mente e que teve todo seu prestigioso empenho junto aos 55 vereadores para essa aprovação.
É um presente de Natal a São Paulo que o senhor lega, mais um entre tantos outros !
Feliz Natal com muita saúde e paz a toda família !
Recruta 3e2inho
Meu querido ZEZINHO!!!!
O melhor presente de Natal é a sua comunicação dando a notícia da criação do COLAR GUILHERME DE ALMEIDA!!!
Mas, criamos recentemente a MEDALHA "PRÍNCIPE DOS POETAS PAULO BOMFIM" e o lançamento da honraria aconteceu em 18 de dezembro. Perguntei por você, mas ninguém me informou da sua viagem.
Criamos o NÚCLEO MMDC-TJ "PRÍNCIPE DOS POETAS PAULO BOMFIM", uma das utopias que tornamos realidade.
No dia 17, foi criado o 46º NÚCLEO no GRUPAMENTO DE RÁDIO PATRULHA AÉREA, QUE LEVA O SUGESTIVO NOME DE "GAVIÕES DE PENACHO".
Terminamos o ano com 211 eventos, o último deles realizado na cidade de RIBEIRÃO PRETO em 22 de dezembro.
Estamos em recesso administrativo e retornaremos no dia 21 de janeiro. ESPERO SUA GRANDE COLABORAÇÃO N0 LANÇAMENTO DO COLAR GUILHERME DE ALMEIDA.
VOCÊ FAZ PARTE DO CONSELHO DO COLAR!!!!

Por volta das 22 horas, vamos à casa do NELSON e SORAYA. Ali encontramos dezenas de pessoas, entre as quais o TIMBÉ, o BRUNO, KATYA, PAULO CÉSAR, IAGO, ROBSON e sua mãe, enfim muita gente conhecida que, juntamente conosco, aguarda o nascer do NATAL. Muita alegria e isso é contagiante.
MENSAGEM DE NATAL
24/12/2015-  Quinta feira
Não, não irei enviar mensagens desejando feliz natal, muita saúde, paz, que o mundo seja melhor, acabar com a violência, sentir saudade apertada de quem não está mais, chorar a dor, votos de melhoras, de sucesso, de amizade fidelidade, família reunida, fazer uma corrente de paz, que o mundo seja pacífico, o Brasil encontre o caminho da paz.
Não, não e não escreverei chavões, lugares comuns, palavras que mais lembram um féretro do que o Natal, lágrimas de todos os tipos escorrendo pela tela, decididamente não. Nem soltarei fogos de artefícios para irritar a cachorrada, encher o saco dos vizinhos, assustar as crianças, absolutamente farei isso. Muito menos bater panelas e gritar elogios aos governantes.
Hoje é Natal, dia do nascimento de Jesus. Indica o local de nascimento de alguém.
Ora, o menino é uma criança que comemora o aniversário, quer brincar, correr, rasgar pacotes, cortar fitas, ler cartõezinhos, deliciar-se com os presentes.
Quem vai à festa, todos nós somos convidados e não se recusa um convite, ainda mais de quem nos imaginou e criou.
Falar das guerras, mortes, sofrimentos, ódios, choros de tristeza, lágrimas de crocodilo, não faz parte do evento.
Muito menos pedir, pedir, pedir. Xingar se não conseguimos. Pedir, concussão nas promessas, se eu conseguir isso farei aquilo pra você....
Ele sabe tudo, queiram ou não ele é o mentor da vida. Mas hoje quer festa, alegrias, abraços, beijos, dançar, pular, correr pelo jardim, beber do vinho, da cerveja, comer das guloseimas doces e salgadas, brincar de amigo secreto e rir às gargalhadas com os presentes que aparecem
Ele quer sentar-se à mesa, falar pouco, conversar bastante, ouvir e contar piadinhas, causos. Circular pelas casas do mundo sem preocupações, mas feliz ao extremo. Hoje é o momento da festa e no aniversário não há tristezas, se houver a gente chuta longe, dor nós tomamos remédios e vamos todos.
Portanto, fiquemos felizes, abracemos o menino sem pedir, sem colocar bilhetinho pidão no bolso da túnica que ele veste. Hoje a festa é dele, somente, o dia a noite são dele. Criou e agora se diverte com as estripulias que ajuda a fazer também. Os amigos se enturmam, jogam baralho, truco, ele joga e grita muito TRUUCOOO.
É.. Aniversário acontece uma vez ao ano... se não aproveitar vai ficar com vontade do que perdeu.
Estamos nos salões divinos, tiramos os sapatos sujos de pó, lama, furados, molhados, as meias lindas, ou rotas, os paletós surrados, maltrapilhos, nos despimos das roupas malcheirosas, damos a um simpático diabinho, vermelho de calor, para que ele queime toda aquela porcariada e nos dê, em nome do aniversariante, roupa nova, limpinha.
Isso é Natal. Seja no front ou na retaguarda a festa hoje é dele

Expedir mandado de prisão contra o ex-presidente do Brasil, correndo-se o risco de, caso não o respeite, o atrase ou o retarde de forma dolosa ou intencional, de se criar um conflito diplomático, com interferência inclusive dos Tribunais Criminais Internacionais (O Tribunal de Haia). Embora , que, o STF, pudesse agir de modo diferente, ou seja, ao invés de requerer informações complementares, expedir mandado de prisão temporária, enquanto colhe estas informações que pediu (Aqui o STF pode justificar que: o mandado de prisão temporário é expedido quando se correr o risco de se ocultarem ou se destruírem provas, por parte do agente criminoso, neste caso em específico, estas provas podem estar aqui no nosso país ou em território português). Porém, nada impede de o MPF (que legalmente é obrigado a acompanhar este processo criminal), reforce este pedido, e o reitere, exigindo-o e fazendo-o cumprir, imediatamente. O ponto positivo: De qualquer forma, esta ordem de prisão só pode ser revogada pela Corte Lusitana. A brasileira não tem poderes para isso, porque a ordem vem da Corte Portuguesa, a Corte brasileira tem o dever de apenas cumpri-la, e muito menos questioná-la, nada mais. 4. A notícia muito bem-vinda, é que vinculou definitivamente o ‘mor’ aos crimes internacionais, cuja impunidade é mais difícil de escapar. Assim, agora tudo é questão de tempo, por mais que os nossos tribunais e órgãos aparelhados queiram impedir”

24/12/2015 – 17:26 horas – Atualizado em 24/12/2015 – 19:46 horas
Policial civil é presa por suspeita de tráfico de drogas na Zona Norte de SP Um ex-policial civil e um nigeriano foram presos em SANTANA. Eles portavam dez tijolos de pasta base de cocaína e armamento, diz PM.  
Do G1 SÃO PAULO.
Uma policial civil, um ex-policial civil e um nigeriano foram presos na tarde desta quinta-feira (24) na Rua Mário Araújo, em Santana, na Zona Norte de SÃO PAULO, por envolvimento com tráfico internacional de drogas, segundo a Polícia Militar. Com eles foram encontrados dez tijolos de pasta base cocaína e armamentos.
De acordo com a corporação, os suspeitos foram abordados por policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), grupo de elite da PM, por volta das 16h20. Eles conduziram os policiais a um local onde guardavam a droga, os armamentos e uma grande quantia em dinheiro, conforme apurou o SPTV.
Foram apreendidos, além da pasta base cocaína, um fuzil, uma pistola, um revólver calibre 38, uma réplica de pistola e munição. Não houve confronto. A prisão foi feita em flagrante.
Ainda segundo a PM, a policial civil detida trabalha como escrivã na Corregedoria. Já o ex-policial civil, teria trabalhado no Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc). O caso foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal, na Lapa.
Corregedoria
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (21) a troca do atual corregedor da Polícia Civil, Nestor Sampaio Penteado Filho, pelo delegado Domingos de Paula Neto. O anúncio acontece em meio a uma investigação do Ministério Público de São Paulo sobre um suposto esquema de cobrança de propina por parte de agentes da Corregedoria de policiais que estavam na mira do departamento.
A investigação foi divulgada nesta segunda-feira pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, que relata que um vídeo gravado por câmeras do Departamento de Investigações Criminais, o Deic, mostra uma suposta facilitação de fuga de investigadores que seriam presos.

2 016      :      -      SÁBADO
O clima de NATAL invadiu a cidade. Ao menos no que se refere à busca por presentes mais em conta. Apesar do país enfrentar uma crise econômica colossal, os dois mais tradicionais centros de compras da capital lotaram.
Por isso, a região da 25 de Março, no centro, o BRÁS, na zona leste, além de shoppings e supermercados vão funcionar hoje até o período da tarde para quem ainda deseja comprar um presente com bom preço.

Uma manhã de agradecimentos pela brilhante solenidade de ontem no CENTRO ODONTOLÓGICO DA PMESP. Faço uma ligação para o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, um dos principais “conspiradores” da surpresa que me fizeram na solenidade de entrega do COLAR DA VITÓRIA. Ele, juntamente com MARINEI CHALUB, MARLENE (minha enteada), SARGENTO TARCISIO, orquestraram a homenagem aos meus 80 anos. Tudo foi feito no mais absoluto sigilo, surpreendendo-me assim que terminou a entrega do COLAR. Em seguida, telefono para a MARINEI que, num nobre gesto, desdobrando-se com suas outras obrigações, e que foram muitas neste final de ano, articulou uma homenagem à minha pessoa, convidando altas autoridades e fazendo uma retrospectiva de minha vida, de comum acordo com o CORONEL PM MENDES e o SARGENTO TARCÍSIO. Também mantenho contato com o SARGENTO TARCÍSIO, que não mediu esforços para fazer o vídeo de minha vida, o retrato a óleo que foi feito por um amigo seu, e outros contatos que originaram na magnífica festa pelos meus 80 anos.
Depois dos cumprimentos, vou curtir no facebook as centenas de imagens da cerimônia da entrega do COLAR DA VITÓRIA e da homenagem aos meus 80 anos.
Assim se expressa o HERNNANNY GUTIERREZ a respeito do evento:
Tarde de sexta-feira em uma linda festa recepcionando novos membros de nossa confraria e terminando com uma emocionante homenagem ao nosso líder, Coronel PM MARIO VENTURA que completa 80 anos no próximo dia 27 de dezembro.
Vejo as imagens encaminhadas pelo ROBERTO CARLOS TEIXEIRA MENDES:
Comendador Roberto Carlos Teixeira Mendes, Presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo MMDC Romão Gomes, do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, tendo a direita o Coronel PM Mário Fonseca VENTURA, Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o Coronel PM Ricardo GAMBARONI, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Dr. Silvio Hiroshi Oyama, Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, o Coronel PM CELSO LUIZ Pinheiro, Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco e o Coronel Médico PM ROBERTO Rodrigues Júnior, Diretor de Saúde da Polícia Militar do Estado de São Paulo e a esquerda o Prof. Dr. JB Oliveira, o Coronel PM Rogério Bernardes DUARTE, Comandante do Corpo de Bombeiros e o Coronel PM Alberto Malfi SARDILLI, Comandante da Polícia Ambiental, em solenidade de outorgas de condecorações, no auditório do Centro Odontológico da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
 — com Mario Ventura em  CENTRO ODONTOLÓGICO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Mas, nem tudo é alegria nesta manhã. Vejo a comunicação de meus companheiros da Corporação a respeito do falecimento do CORONEL PM NILTON VIANNA, eterno Comandante Geral da PMESP. Foi nomeado por decreto de 22 de março de 1983, publicado no DIÁRIO OFICIAL do dia seguinte. Substituiu o CORONEL PM NELSON MARINHO DE MOURA (que por sua vez foi o substituto do GENERAL-DE-BRIGADA ARNALDO BASTOS DE CARVALHO BRAGA. Por decreto de 20 de fevereiro de 1986 ele foi exonerado do cargo, sendo substituído pelo CORONEL PM THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO.
NILTON VIANNA nasceu em 7 de dezembro de 1934 (completara 82 anos recentemente). Entrou para as fileiras da FORÇA PÚBLICA em 13 de fevereiro de 1951. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1955. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1956; 1º TENENTE – 24 de maio de 1962; CAPITÃO – 24 de maio de 1965; MAJOR – 15 de dezembro de 1975; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 1976; CORONEL – 15 de dezembro de 1981.
Com profundo pesar, comunicamos o falecimento nesta madrugada do
Cel NILTON VIANNA
O velório já está ocorrendo das 08:00 às 13:00 h de hoje dia 24/12, no HOSPITAL DA CRUZ AZUL – Av. Lins de Vasconcelos
O corpo será encaminhado ao Crematório de Vila Alpina
Cel. Vianna estava com 82 anos. Aspirante da Turma de 1955
Foi COMANDANTE GERAL DA PM de 23/03/1983 a 25/02/1986
Que sua alma descanse em paz. E que Deus dê o conforto necessário para a família enlutada superar este difícil momento
Recebi, do Cel Fuga, a mensagem abaixo dando conta do falecimento do Cel Vianna.
Deus o tenha e conforte o coração dos familiares em especial do Andre, asp 70.
Donizeti
Foi reforçar a tropa celestial. Deus o receba com tropa formada e tudo o mais. e console a todos aqui.
Roni Garcia 
24 de dez (21 horas atrás)
Outros destinatários: ciapina.gbb@gmail.com, fugacar@uol.com.br, Cbb-Ninho@googlegroups.com, bandao70@googlegroups.com
Comandante Nilton Vianna, minha respeitosa continência em exéquias.
Tive a honra de tê-lo, ainda Capitão o homenageado, direcionando posições para o Serviço de Finanças e para a Cruz Azul. Depois, guindado ao honroso posto de Comandante Geral de nossa Milícia.
Alinha-se com nomes de enorme envergadura de nossa querida Corporação.
Oficial prudente, comedido, conciliador e pró-positivo, deixa um magnífico exemplo a ser seguido por seus posteriores.
“Moruturi te salutant”.
Roni.

Coronel Camilo 
24 de dez (15 horas atrás)
Outros destinatários: ronigarcia@uol.com.br, ciapina.gbb@gmail.com, fugacar@uol.com.br, Cbb-Ninho@googlegroups.com, bandao70@googlegroups.com, andrevianna15@gmail.com, mvianna@policiamilitar.sp.gov.br
Caros amigos Comandantes, 
Boa tarde. 
Perdemos um grande exemplo: de pessoa, de amigo, de homem de família, de líder, de comandante, de profissional, de defensor inconteste da nossa família policial-militar. Como falou muito bem o Coronel Niomar, hoje, na Cruz Azul:
"Hoje foi o céu é quem ganhou..."
Que Deus conforte nossos amigos coronéis André e Marcelo, assim como toda a família Vianna. 
Nosso comandante Coronel Nilton Vianna combateu o bom combate, cumpriu com primor e galhardia a sua missão nesse mundo. 
A ele, nossa continência. 
Forte abraço!
Coronel Alvaro Camilo
Deputado Estadual SP
Gabinete: (11) 3886-6384
Sempre é possível fazer mais e melhor!

HOMENAGEM DO CPA/M-8
A Polícia Militar do Estado de São Paulo lamenta profundamente o falecimento do CORONEL PM NILTON VIANNA, eterno Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo e pai do atual Comandante do Policiamento de Área Metropolitana Oito, CORONEL PM MARCELO JOSÉ RABELLO VIANNA, após agravamento de problemas cardíacos. Nascido em 7 de dezembro de 1932, exerceu o cargo de Comandante Geral entre 23 de março de 1983 a 21 de fevereiro de 1986.
O CORONEL PM VIANNA foi um dos mais importantes oficiais da história recente da Instituição. Como Comandante Geral trabalhou com o Governo de FRANCO MONTORO em SÃO PAULO e, a partir de 1984, com MICHEL TEMER – atual Presidente da República-que assumiu a Secretaria de Segurança Pública naquele mesmo ano.
NILTON VIANNA foi o primeiro Comandante Geral nomeado em SÃO PAULO depois de uma série de comandantes do Exército, em um período marcado pelo início de uma transição democrática diante da nova Constituição que se anunciava. A conjuntura social e política colaborou para que a atual composição da Polícia Militar em SÃO PAULO tenha sido definida na época, com várias mudanças legais e regulamentares. No seu Comando, em época de rápidas transformações, o CORONEL PM NILTON VIANNA esforçou-se em reunir os Comandantes Gerais dos estados federados brasileiros visando compartilhar e aperfeiçoar as melhores práticas na segurança pública, com uma visão de futuro que inspirou o atual Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PMCB).
Fortalecendo a Instituição no campo operacional, também defendeu e colocou em prática uma forma de policiamento mais dinâmica, visando maior presença e pronta resposta às demandas da população por meio da intensificação do serviço de patrulhas móveis.
Em recente entrevista registrada para a preservação da memória institucional ao Centro de Comunicação Social da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO fez questão de repetir: “DEUS me deu essa Missão!”, referindo-se à confiança do posto de comandante máximo da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO em momento tão sensível na história recente do país para um líder da FORÇA PÚBLICA dos paulistas.
Ao CORONEL PM NILTON VIANNA, sempre comandante, nosso respeito e gratidão.
A Polícia Militar informa que o velório ocorre na CRUZ AZUL DE SÃO PAULO, AVENIDA LACERDA FRANCO, 351, CAMBUCI e seguirá para o Crematório da VILA ALPINA, onde ocorrerá a cremação às 14 horas. COMUNICAÇÃO SOCIAL CPA/M-8.

JOÃO SIMÃO SOUZA diz em sua página no FACEBOOK :
Ontem, 23 dez 2016, foi um dia muito especial e de muitas emoções, foram condecoradas Personalidades Civis e Militares com o Colar da Vitória , no Centro Odontológico da PMESP e foi comemorado o Aniversário do Presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC o Sr. Coronel PM Mario Fonseca Ventura. O Colar da Vitória, evocativo dos 80 (oitenta) anos da Revolução Constitucionalista, é instituído pela Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C, e tem por objetivos Homenagear Personalidades brasileiras ou estrangeiras, bem como instituições que tenham colaborado para a divulgação de estudos relacionados com a nossa História e em particular àqueles que dizem respeito à gloriosa Epopéia da Revolução Constitucionalista de 1932.

Nesta noite, depois das 21 horas, vamos para a casa de dona SORAYA e NELSON, como costumamos fazer nos últimos anos. Ali, passamos algumas horas em companhia das pessoas que são amigas da mãe da KÁTYA, aguardando a chegada do NATAL. Minutos antes do despontar de 25 de dezembro, de mãos dadas, numa roda, todos os que estão curtindo a véspera do NATAL, fazem uma oração. Há a brincadeira do “amigo secreto” e, assim, entramos no NATAL DE 2016.




Nenhum comentário: