quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

INCLUSÃO DA CIDADANIA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL

BLOG DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL

INCLUSÃO DA CIDADANIA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Durante palestra proferida pelo Ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho na ACSP no último dia 28 de Novembro, o Sr. Adolfo Savelli - Coordenador Geral do Conselho Cívico e Cultural entregou um ofício preparado pelo Conselho, solicitando a inclusão da disciplina de Cidadania no currículo do Ensino Fundamental e proferiu as seguintes palavras:

Exmo. Senhor Ministro José Mendonça Bezerra Filho, gostaríamos de cumprimentá-lo por sua palestra e por sua determinação em melhorar a educação no Brasil e conte com nosso irrestrito apoio à Medida Provisória 746.

Por outro lado, o Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial de São Paulo vem manifestar seu inconformismo diante do descuido com que a Cidadania e o Civismo são tratados no currículo de nosso Ensino Fundamental e praticados por nossa Sociedade.

Preparar o cidadão para o exercício da Cidadania deve ser um dos principais objetivos da Educação do nosso país e deve ser instituído no Ensino Fundamental para crianças em idades iniciais de alfabetização, a exemplo de sua aplicação na educação dos EUA, Japão e em toda a Europa, que resultam em um elevado nível de Capital Cívico naquelas sociedades.

Nesse sentido, queremos dar todo apoio para a aprovação do Projeto de Lei do Senado, No. 2 de 2012, aprovado em 20 de novembro de 2012 e encaminhado à Câmara Federal, onde ainda se encontra em tramitação e que “Altera os artigos 32 e 36 da Lei de “Diretrizes e bases”, acrescentando como objetivo do ensino fundamental obrigatório o exercício da Cidadania e a compreensão dos valores morais e éticos em que se fundamentam a sociedade”.

Quanto ao artigo 36, citado no mesmo Projeto de Lei, julgamos que ele deva ser alinhado com as alterações da estrutura do Ensino Médio cobertas pela Medida Provisória 746.

Solicitamos, para tanto, o apoio de Vossa Excelência a fim de pressionar nossa Câmara Federal e seus Congressistas a colocar em pauta e aprovar rapidamente o referido Projeto de Lei, para fortalecer o sistema educacional brasileiro, provendo ferramentas fundamentais para que nossas crianças e jovens estejam mais bem preparados para respeitar os Valores Nacionais e propiciar uma melhor convivência em sociedade.

A inclusão da Cidadania no currículo do Ensino Fundamental seria o ponto de partida para um movimento para o resgate do Civismo em nossa sociedade e para união dos brasileiros em torno dos Valores Nacionais, no qual gostaríamos de engajar todas as entidades que sentem essa carência.

Aproveitamos a oportunidade para entrega deste ofício que documenta nosso pleito.
Agradecemos antecipadamente a atenção a esta solicitação e queira contar com nosso apoio para as corajosas iniciativas que o senhor tem adotado em benefício da Educação em nosso país.


Muito Obrigado!

Nenhum comentário: