quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

ORAÇÃO PROFERIDA PELO ADVOGADO MARIANO TAGLIANETTI NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARANÁ - IHGP EM SESSÃO SOLENE REALIZADA EM 13 DE NOVEMBRO DE 2016 NA QUALIDADE DE PARANINFO NA ADMISSÃO DE NOVOS ASSOCIADOS.

ORAÇÃO PROFERIDA PELO ADVOGADO MARIANO TAGLIANETTI NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARANÁ – IHGP EM SESSÃO SOLENE REALIZADA EM 13 NOVEMBRO 2.016 NA QUALIDADE DE PARANINFO NA ADMISSÃO DE NOVOS ASSOCIADOS.

Sr. Presidente Desembargador PAULO HAPNER, meu dileto veterano de tempos acadêmicos vivenciados nos idos da década de 70 e de quem ainda relembro a recepção amável que nos dispensou na comarca de Cascavel, quando lá exercia judicatura e agora pelo reencontro nesta nova jornada que empreende na qualidade de Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, - na sua pessoa cumprimentamos todos , diretores e integrantes da atual gestão desta Entidade, mas não poderíamos deixar de fazer especial menção ao Professor ERNANI COSTA STRAUBE ex-presidente, hoje vice-presidente  e ainda ao Diretor Cultural General JOSÉ CHUQUER RODRIGUES, ambos de notória dedicação à causa de manter vivo o ideal, de manter de pé  a finalidade histórica deste TEMPLO - repositório de fatos notórios do passado e do presente, o que os notabiliza por ímpar dedicação. Também merece de nossa parte homenagem  ao  Professor e Educador DIRCEU GUIMARÃES BRITTO cuja  atividade  educacional, ressalto em sua profícua existência.
Na pessoa da Professora KATIA MARIA BIEZEK, secretária do Circulo de Estudos Bandeirantes,  cumprimentamos todas as Autoridades presentes.
Srs e Sras que nos dão a honra de aqui estar nesta sessão solene que ora se realiza tendo por objeto a admissão de novos associados, que faculta a mim e aos confrades EDISON BINDI, LUIZ FERNANDO BIZERRIL TOURINHO, LUIZ ROBERTO BARA ARAÚJO, e MÁRIO PEREIRA a honra de nos agregarmos a esta ENTIDADE.
Em primeiro, nós associados novos, rendemos tributo a essa laboriosa grei  que ao longo dos anos de sua fundação desde 24 de maio de 1.900 até esta data neste INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARANÁ  vivenciou seus 116 anos, 05 meses e  20 dias registrando e coletando não só os fatos que marcaram a trajetória do Paraná mas também aqueles que entrelaçados com a nacionalidade  constituem  o EDIFÍCIO PARANAENSE, no contexto histórico da brasilidade. Salientamos haverem participado dessa longa jornada vultos que hoje pontificam nos anais desta Entidade: - MARECHAL JOSÉ BERNARDINO BORMANN; - JOAQUIM PROCÓPIO PINTO CHICHORRO JUNIOR; - ALFREDO ROMÁRIO MARTINS; - MARINS ALVES DE CAMARGO; - JOÃO MOREIRA GARCEZ; - ALUÍZIO FRANÇA; - JOSÉ LOUREIRO FERNANDES; - ARTHUR MARTINS FRANCO; - OSWALDO PILOTO; - CARLOS STELFELD; - NEWTON CARNEIRO; - ERNANI COSTA STRAUBE.
O homem não pode viver só pelas aparências, vale dizer apenas pelo cotidiano... O enriquecimento de seu espírito reside na absorção de qualidades que justifiquem sua existência.   Mas é preciso para esse enriquecimento tenha consciência de identificar-se com as causas que abraça. Nessa linha de raciocínio em que o homem, para seu gáudio, conquista e passa a desfrutar do respeito e admiração de seus semelhantes é  preciso honrar e dignificar sua passagem terrena através da valoração advinda dos compromissos que assume, principalmente quando estes dizem respeito ao seu vínculo social.  
Nesse aspecto,  ainda evocando todos que contribuíram para que o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARANÁ se tornasse o que hoje é, homenageamos BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO o qual, na qualidade de primeiro mandatário do ESTADO, procedeu às tratativas legais que conduziram à doação da sede definitiva atual.
Nós, hoje agraciados, associando-nos a esta CATEDRAL, repositório do passado e do presente, em função das gerações atuais e futuras, procuraremos a ELA servir com o propósito de somar esforços para SEU fortalecimento. Nesse diapasão, que requer civismo  raciocinemos e meditemos no significado deste compromisso que ora estamos assumindo, que também requer civismo. Fundamentados em civismo que definimos ser “A DIFÍCIL TAREFA DE CULTIVAR VALORES RACIONAIS E SUPERIORES DA EXISTÊNCIA. - UMA PESSOA ACOMETIDA DO VIRUS CÍVICO É AQUELA QUE CONSEGUE ROMPER OS MUROS ESTREITOS E MENORES DE UM COTIDIANO MEDÍOCRE PARA SE ENVOLVER EM PROJETOS QUE DIGNIFICAM A VIDA. - (Apud Cel. Mário Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC - )”, assumimos comprometimento de corroborar e apoiar as iniciativas deste INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARANÁ.
Agradecemos àqueles que nos julgaram dignos e aptos da honra de partilhar doravante os desígnios deste INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARANÁ.
Façamos valer !

Curitiba, 13 dezembro  2.016.

Nenhum comentário: