quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

ORIENTAÇÕES DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC PARA O ANO DE 2016 - PRINCIPALMENTE COM VISTAS A PLANOS DE ENTREGA DE MEDALHAS NESTE ANO NOVO. - MAJOR PM RENATO NERY MACHADO DEVE ADOTAR OS PROCEDIMENTOS PARA SOLENIDADE PROPOSTA PARA MARÇO.

MEUS AMIGOS, MINHAS AMIGAS
Agradeço a todos e a todas pela ajuda imensa que me deram durante o ano de 2015, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, principalmente por ocasião da mudança da sede, imprescindível e inadiável, para o Monumento ao Soldado Constitucionalista de 32-MMDC.
Mas, se de um lado beneficiou enormemente o MMDC, por outro lado tornou-se muito difícil trabalhar no Obelisco do Ibirapuera, face as visitas diárias que lá recebemos. Não há como atender o público e trabalhar nos projetos necessários para o bom andamento da missão. Essa situação levou o Presidente a elaborar um Ofício ao Diretor de Ensino e Cultura, CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, solicitando medidas importantíssimas para que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC possa desempenhar bem o seu papel.
Considerando que a Força Pública, hoje Polícia Militar do Estado de São Paulo participou ativamente da EPOPÉIA DE 32, com todo o seu efetivo, possibilitando os feitos e os fatos do Movimento Constitucionalista que culminaram na constituinte de 1933 e a Carta Magna de 16 de julho de 1934. Sem a participação da Força Pública não teria acontecido a revolução de 1932.
Considerando que a Polícia Militar do Estado de São Paulo comemora, juntamente com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC as datas significativas de 23 de maio (morte de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO); 9 de Julho, data da deflagração da Revolução e 2 de outubro, em que se comemora a Cessação das Hostilidades.
Considerando a Lei número 1.547, de 5 de janeiro de 1978, que estabeleceu o DIA DA JUVENTUDE; a Lei número 9.497, de 5 de março de 1977 que transformou o 9 de julho em DATA MAGNA para SÃO PAULO; o Decreto número 51.130, de 25 de setembro de 2006 que determinou que a Polícia Militar execute a administração, manutenção, segurança e restauro do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.
Considerando a criação de dezenas de núcleos diretamente ligados entre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a exemplo do Núcleo MMDC "CADETE RUYTEMBERG ROCHA", situado na Academia Militar do Barro Branco; o Núcleo MMDC "GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO", na Escola Superior de Soldados; o Núcleo MMDC-TENENTE-CORONEL ÁLVARO MARTINS "AUDAZES BOMBEIROS - LUZ DA PÁTRIA", na Escola Superior dos Bombeiros; o Núcleo MMDC - GAVIÕES DE PENACHO, no Grupamento de Rádio-Patrulha Aérea "JOÃO NEGRÃO"; o Núcleo MMDC "CORONEL PEDRO DIAS DE CAMPOS", no 1º Batalhão de Polícia de Choque "TOBIAS DE AGUIAR"; o Núcleo MMDC "CORONEL ARLINDO DE OLIVEIRA", no Regimento de Polícia Montada "9 de Julho", e muitos outros em outras Unidades da Polícia Militar.
Considerando que, dentre a expansão e o desenvolvimento da Sociedade Veteranos de 32-MMDC no cenário nacional, atrelado à própria Corporação, há necessidade imperiosa de se reformar condignamente o atual Estatuto da instituição, talvez até com a intervenção governamental. Isso já foi pedido ao Administrador do Monumento Mausoléu que, com toda a certeza, já levou o problema para seus superiores, que irão estudar com a devida atenção, pois é absolutamente necessário que a situação do MMDC seja mudada.
Foi proposta em setembro a mudança da sede da Sociedade para um próprio do Estado, possibilitando o arejamento do MMDC no sentido de continuar com suas atividades, face a verificação que se torna impossível trabalhar no Monumento Mausoléu, onde não há salas adequadas para atender os associados e visitantes.
Todos têm conhecimento que há no MMDC apenas uma funcionária que além de atender o público, tem outros afazeres que a sobrecarregam sobremaneira (elaboração de boletos, depósitos e retiradas de dinheiro em banco, envio de cartas pelo correio, etc, etc). Ao lado de tudo isso está a elaboração de listas e confecções de diplomas para a entrega das honrarias do MMDC, o que ocupa um grande espaço de seu tempo.
Para o ano de 2016 há premente necessidade de revitalização de certas regras que não foram cumpridas nos últimos anos:
1º elaboração do competente ofício por parte da autoridade proponente à entrega das honrarias ao Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC com o prazo mínimo de um mês, já citando em anexo ao ofício as personalidades que deverão receber a honraria, e seus respectivos currículos. O número de recipiendários não pode ultrapassar de 32, em homenagem ao ano da revolução. Entregue a lista  esta não poderá mais ser mudada. Caso algum nome seja obrigado a ser retirado, não haverá substituição em hipótese alguma, a fim de não criar confusões de última hora, fato que aconteceu com certa frequência nos últimos anos;
2º a compra das peças das honrarias em metalúrgica que melhor satisfizer a autoridade proponente, evitando-se ao máximo os comentários dos alcoviteiros de plantão que, embora de maneira velada, fala-se por despeito em compra de medalhas. O MMDC nunca vendeu e nunca venderá medalhas, sendo até motivo de calúnia, difamação ou injúria (passível de ação criminal);
3º face as deficiências do MMDC, a autoridade proponente auxiliará ao máximo na confecção dos respectivos diplomas, em íntima ligação com a Sociedade;
4º em princípio as medalhas da Sociedade são outorgadas aos associados, a fim de fortalecer os laços da entidade para com seus participantes ativos. Os casos particulares deverão ser submetidos ao Conselho das Medalhas.
Como entramos em 2016 apenas com 22 combatentes vivos, sendo que o caçula está com 101 anos, iremos revitalizar a COFAM (COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32), sendo que iremos designar um coordenador para essa Comissão. A COFAM foi criada, em 9 de julho de 2012, num pronunciamento do presidente do MMDC, na Assembléia Legislativa, mas no ano passado não foi considerada devidamente, face as grandes dificuldades oferecidas por causa da mudança da Sociedade para o Obelisco do Ibirapuera.
A participação da juventude nos eventos do MMDC é imperiosa. As crianças abriram o Desfile Cívico-Militar do último 9 de Julho e foi alvo de calorosas palmas da multidão que lotou as imediações da Avenida Pedro Álvares Cabral. Nossa associada ORÍTIA ABREU SERAFIM desempenhou de forma brilhante a coordenação das crianças. Está sendo oferecida a ela a Diretoria da Juventude da Executiva da Sociedade. Aguardo sua resposta nesse sentido. Não temos mais veteranos em condições físicas de participar dos desfiles. A substituição dos veteranos precisa ser feita pela juventude atual.
Devemos lutar de todas as maneiras contra a inadimplência de associados. Quase 40% do quadro societário "esquece" de pagar os devidos boletos. Obriga-se a expedição de novo boleto, com grande desgaste da funcionária que já está por demais sobrecarregada. Ao lado do combate aos associados devedores há necessidade de se trabalhar no sentido de que se processe o aumento societário.
Por último, devemos atender da melhor maneira possível aos turistas que frequentam o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Após a reabertura em 9 de dezembro de 2014, o Monumento recebeu a visita de turistas de 35 países. Deveria, desde a sua abertura, haver o sistema de tradução do histórico do Monumento e da própria Revolução de 32, mas isso não foi pensado pelo governo, naquela época.
FACE AO EXPOSTO, solicito a AJUDA DE TODOS no sentido de minimizar as dificuldades que estamos enfrentando. Acataremos sugestões, mas, não procurem apenas sugerir, mas sim trazer as adequadas soluções. Muita coisa tem se falado, mas pouca coisa de prático tem-se feito. Os abnegados que se dedicam inteiramente à Sociedade são muitos poucos. Aceitamos o voluntariado que realmente traga resultados práticos.

PRO MMDC FIANT EXIMIA. A UNIÃO FAZ E TRAZ A FORÇA!!!!

A História do Socialismo (Porque Matar é Fundamental) Documentário completo

NUMA SITUAÇÃO TÃO ESCABROSA, COMO É QUE FICA A NAÇÃO?????

Quem é o maior farsante do Supremo ?

Entrada
x

Antonio Valdir Golçalves

Anexos16:48 (Há 1 hora)
para Antonio







Quem é o maior farsante do Supremo: Barroso ou Lewandowski?  

Barroso e Lewandowski disputam o troféu de pior ministro  

Carlos Newton

Desde que o jornalista Augusto Nunes lançou a primeira denúncia sobre as argumentações fraudulentas do ministro Luís Roberto Barroso, que influenciaram equivocadamente os votos de outros ministros no importantíssimo julgamento do rito do impeachment, a Tribuna da Internet está dedicada ao assunto e vem apontando outros inacreditáveis erros judiciários cometidos nas sessões dos dias 16, 17 e 18 de dezembro.
É certo que o ministro Barroso, ao se arvorar em revisor do parecer de Edson Fachin, omitiu informações importantes, distorceu outras e até falseou a verdade dos fatos. Ao que parece, ainda prefere atuar mais como advogado do que como ministro do Supremo, com direito a envergar a tradicional toga negra, uma espécie de manto sagrado da Justiça brasileira.
Como se sabe, advogados fazem de tudo para vencer a causa, costumam até trafegar na fronteira da chicana e da litigância de má fé, isso faz parte do métier, digamos assim. Há advogados que são verdadeiros artistas, até choram na tribuna. Mas os magistrados não podem adotar práticas idênticas. Têm de ser sóbrios, sempre se atendo apenas aos fatos e às leis, jamais podem extrapolar, nem mesmo quando há pressão e clamor público.
Barroso procedeu mal. Como diz Augusto Nunes, praticou vigarice, não há mais dúvida sobre isso. Mas o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, não ficou atrás e conseguiu cometer um erro judiciário ainda mais grave do que os cometidos por Barroso.

JULGAMENTO DAS LIMINARES

Conforme o jurista Jorge Béja já esclareceu diversas vezes aqui na Tribuna da Internet, a sessão do dia 16 dezembro, que se prolongaria até o dia 18, foi convocada para julgar se deveriam ser mantidas as liminares acolhidas pelo relator Edson Fachin, que paralisaram no Congresso o andamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
A ação apresentada pelo PCdoB, que conseguiu as liminares, é uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), regulada pela Lei Federal 9882, de 1999, cujas normas foram cumpridas fielmente pelo relator Fachin, que concedeu as liminares, deu prazo de 5 dias para as partes se manifestarem, preparou seu parecer, distribuiu cópias a todos os ministros e convocou a sessão para confirmar ou rejeitar as liminares, tudo isso na forma da lei.
A sessão foi realizada, transcorreu nos dias 16 e 17, teve resultado favorável aos interesses da presidente Dilma Rousseff, e no dia 18 o Supremo voltou a se reunir, para redigir a Ata. Ao final, o presidente Lewandowski introduziu a declaração de que, por unanimidade, estando ausente o ministro Gilmar Mendes, o plenário decidiu transformar o julgamento preliminar em julgamento definitivo do mérito da questão.

SURGE EM CENA O DR. BÉJA

Lewandowsky jamais poderia imaginar que sua manobra ardilosa e ilegal pudesse vir a ser denunciada. Não contava que um jurista do porte do Dr. Jorge Béja se interessasse pelo assunto, estudasse o processo inteiro, assistisse pela TV a gravação das três sessões e fizesse a análise da decisão de Lewandowski à luz da Lei 9882/99. Ninguém se deu a este trabalho exaustivo, apenas o Dr. Béja, que então escreveu um artigo na Tribuna da Internet denunciando o procedimento de Lewandowski.
Com precisão cirúrgica, Béja mostrou que esta Lei determina que, depois julgadas as liminares, o relator então concede prazo de dez dias para as partes se manifestarem, prepara novo parecer e então convoca a sessão definitiva, para julgar o mérito da questão. Mas o presidente do Supremo preferiu dar uma “pedalada” e desconhecer a existência da Lei 9882/99, para dar por encerrada a questão e atender aos anseios da presidente da República.
Béja não somente revelou o erro judiciário, como também está redigindo um Mandado de Segurança para apresentar ao Supremo, assim que for publicado o acórdão, Assim, na primeira semana de março, quando o tribunal voltar a se reunir, os ministros vão se entreolhar, envergonhados, ao tomarem conhecimento de que foram partícipes do maior escândalo da História da Justiça brasileira, por terem dado ao presidente Lewandowski autorização expressa para descumprir a Lei 9882/02 e sepultar o julgamento do mérito desta importantíssima questão judicial.

HÁ TRÊS HIPÓTESES

Vamos apontar as três hipóteses sobre o comportamento dos outros ministros:
1) Os nove ministros (Gilmar Mendes não compareceu) agiram inadvertidamente, foram iludidos por Lewandowski, que não atuou como magistrado, mas como advogado de defesa da presidente Dilma Rousseff.
2) O plenário da mais alta corte de Justiça do país agiu propositadamente e compactuou com Lewandowski para que transformasse a sessão preliminar em “julgamento do mérito”.
3) Lewandowski tomou essa decisão sozinho, mandando inserir na Ata que os ministros do Supremo, por “unanimidade”, decidiram transformar a sessão preliminar em julgamento do mérito.

Qualquer uma das hipóteses é nauseabunda e mostra que o Supremo é hoje uma pálida lembrança de seu passado de gloriosa tradição jurídica e ética. Mas acredito que tenha ocorrido a opção 3, para que não tenhamos de nos mudar todos para um país mais sério, como Paraguai ou Bolívia.

NOVAS CHARGES, ALGUMAS BEM CALCADAS NA REALIDADE ATUAL - MEUS CUMPRIMENTOS AO CORONEL PM ANTÔNIO VALDIR GONÇALVES.

Enquanto isso....

Entrada
x

Antonio Valdir Golçalves

Anexosas)
para Antonio





Novas charges, algumas bem calcadas na realidade atual...!





A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC INICIA AS SUAS ATIVIDADES EM 2016 COM A ENTREGA DA MEDALHA DRÁUSIO, DO CONJUNTO DAS CONDECORAÇÕES DO MÉRITO DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA, POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO DO COMANDO DE POLICIAMENTO DA ÁREA 1 (CENTRO) ÀS 16:30 HORAS DO DIA 21 DE JANEIRO DE 2016.


A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC INICIARÁ SEUS TRABALHOS EM 2016 COM A ENTREGA DA MEDALHA DRÁUSIO, DO CONJUNTO DAS CONDECORAÇÕES DO MÉRITO DA JUVENTUDE, POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO DO CPA/M-1.

Concessão da medalha “Medalha Dráusio Marcondes de Sousa”:

1.1. Cel PM Francisco Alberto Aires de Mesquita;

1.2. Cel PM Audi Anastácio Félix;

1.3. Cel PM Ieros Aradzenka;

1.4. Cel PM Gilberto Tardochi da Silva;

1.5. Cel PM Reynaldo Simões Rossi;

1.6. Cel PM Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli;

1.7. Cel PM Nivaldo Cesar Restivo;

1.8. Cel PM Celso Luiz Pinheiro;

1.9. Cel PM Rogério de Oliveira Xavier;

1.10. Cel PM Humberto Gouveia Figueiredo;

1.11. Cel PM Sérgio Felleto;

1.12. Cel PM Ernesto Púglia Neto;

1.13. Cel PM Roberto Rodrigues Junior;

1.14. Cel PM Luis Henrique Di Jacintho Santos;

1.15. Ten Cel PM Henrique Motta Neves;

1.16. Ten Cel PM Francisco Alves Cangerana Neto;

1.17. Ten Cel PM André Luis de Oliveira;

1.18. Ten Cel PM Márcio Streifinger;

1.19. Maj PM Cicero da Silva Pires;

1.20. 1º Ten PM Renato Souza Machado;

1.21. 2º Ten PM Írio Trindade de Jesus;

1.22. 1º Sgt PM Jonas Siqueira de Oliveira;

1.23. Cb PM Edson de Melo da Silva;

1.24. Cb PM José Luiz Pereira Leite;

1.25. Cb PM Marcelo de Souza Silva;

1.26. Cb PM Edmilson dos Santos Elizeu

1.27. Dr. Luiz Eduardo Vitagliano

1.28. Sr. Luciano Martins Farias;

1.29. Sr. Pedro Matizonkas Neto;

1.30. Sra. Vilma Peramezza;

1.31. Sra. Marta Lilia Porta Campoamor Regairás;

1.32. Sr. Mituru Korara Takarabe.

2. A outorga da Medalha Dráusio Marcondes de Sousa dar-se-á no dia 21 de janeiro de 2016 às 16:30h, na sede do CPA/M-1, Rua Vergueiro 363, Liberdade, São Paulo – SP.

13 DE JANEIRO DE 2016 - QUARTA-FEIRA

D I A     T R E Z E     D E      J A N E I R O     D E     2 016    –     QUARTA-FEIRA.
79 anos e 17 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 189º DO ANO 66º
57 anos e 221 dias na PMESP
56 anos e 333 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 389 dias – 492 224 horas.
52 anos e 128 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 304 dias no Posto de Coronel – 334 meses e 1 dia.
4 anos e 190 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 226 dias CORONEL - 24 anos e 30 dias na reserva.
10 775-258 576                      10 226-245 400                                 10 493-250 932.
DIA DE SANTO HILÁRIO DE POITIERS. Nasceu em POITIERS, FRANÇA, no início do século IV (315) e foi eleito bispo no ano 350. Era casado e tinha uma filha. Aos 35 anos decidiu ouvir a voz de DEUS que o chamava para a vida religiosa. Lutou tenazmente contra os hereges arianos, que negavam a divindade de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Foi por isso chamado “O ATANÁSIO DO OCIDENTE”. Como SANTO ATANÁSIO foi perseguido e exilado. Escreveu numerosos livros sobre a SANTÍSSIMA TRINDADE, que lhe valeram o título de Doutor da Igreja, concedido por PIO IX.

888 a. PAPA HONÓRIO II concede uma sanção para a ordem militar dos CAVALEIROS TEMPLÁRIOS, em 13 de janeiro de 1128, declarando-a um exército de Deus. Criada dez anos antes, a ordem tem a missão de proteger os peregrinos cristãos nas CRUZADAS. Mitos e lendas cercam os templários, incluindo a crença de que eles podem ter descoberto relíquias sagradas, como o SANTO GRAAL e a ARCA DA ALIANÇA.
325 a. morre JORGE FOX, místico inglês, fundador da seita dos QUAKERS. Em 13 de janeiro de 1691.
266 a. ESPANHA e PORTUGAL assinam o TRATADO DE MADRI, que redefine as fronteiras entre os territórios na AMÉRICA, em 13 de janeiro de 1750. Anula o que havia sido estabelecido pelo TRATADO DE TORDESILHAS. O novo acordo definiu de maneira geral as atuais fronteiras do BRASIL. Diz o trecho do preâmbulo do TRATADO DE MADRI: “O primeiro e mais principal é que se assinalem os limites dos dois domínios, tomando por balizas as paragens mais conhecidas, para que em nenhum tempo se confundam nem dêem ocasião a disputas, como são a origem e curso dos rios e os montes mais notáveis. O segundo que cada parte há de ficar com o que atualmente possui; à exceção das mútuas concessões que em seu lugar se dirão”. 
257 a. vários nobres são condenados em LISBOA, no dia 13 de janeiro de 1759, acusados de serem cúmplices no atentado ao REI JOSÉ I.
240 a. Guerra da Independência dos ESTADOS UNIDOS: GEORGE WASHINGTON entra triunfante em NOVA YORK à frente de suas tropas, em 13 de janeiro de 1776.
191 a. líder da CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR, JOAQUIM DIVINO RABELO CANECA, o FREI CANECA (1779-1825) é fuzilado. A rebelião acontecera no ano anterior, em represália ao fechamento da Assembléia Constituinte, no RIO DE JANEIRO. FREI CANECA deveria ser enforcado, mas nenhum carrasco aceitou a tarefa. A solução foi entregá-lo a um pelotão de fuzilamento.
162 a. nasce JOSÉ FRUCTUOSO RIVERA, em 13 de janeiro de 1854. Militar uruguaio, primeiro presidente constitucional de seu país, entre 1830 e 1834.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 13 de janeiro de 1899: teve o desfecho que já calculávamos o negócio do espancamento de presos na cadeia de SANTOS. O doutor chefe de polícia mandou o doutor REYNALDO PORCHAT, 1º Delegado Auxiliar, a SANTOS a fim de sindicar dos fatos. Chegou-se no inquérito a verificar a responsabilidade do carcereiro e ele foi demitido.
Em vista do acúmulo de serviço o senhor secretário da Justiça determinou que os empregados da secção de contabilidade daquela secretaria trabalhem também à noite.
Voltamos a reclamar do zeloso senhor inspetor geral dos veículos providências no sentido de alguns tilburis e outros carros de praça andarem mais asseiados. Ainda ontem um passageiro ficou com as suas roupas em mau estado e quando verificou já estava apeiado do veículo que o transportara para casa. À noite os cocheiros ainda mais mal trajados costumam estar.
Habitantes da TAPERA GRANDE DA CONCEIÇÃO DE GUARULHOS, que até aqui têm recebido suas correspondências de 3 em 3 dias, pedem-nos para lembrar ao senhor administrador dos Correios a conveniência que há para todos de aumentar-se o número de viagens postais para aquela próspera localidade. TAPERA GRANDE, distando apenas 4 léguas de CONCEIÇÃO DE GUARULHOS, que tem correspondência diária, pode, com pequeno acréscimo, gozar desse benefício.
Diz o intransigente, de CASA BRANCA, constar-lhe que diversos lavradores de um município vizinho vão abandonar as lavouras de café, pela dificuldade invencível que encontram no custeio das mesmas.
Os empregados da alfândega do PARÁ dirigiram uma representação ao governo pela falta de pagamento de seus ordenados desde outubro.
O governo cogita na fusão do Arquivo Público com a Biblioteca Nacional, reduzindo assim o número de empregados.
O presidente da ARGENTINA, GENERAL D. JÚLIO ROCCA pretende visitar o BRASIL e o CHILE no próximo ano. 
106 a. uma ópera de rádio é transmitida pela primeira vez, em 13 de janeiro de 1910. A música estava sendo executada no METROPOLITAN ÓPERA HOUSE, em NOVA YORK.
106 a. nasce PLÍNIO PITALUGA (Cuiabá, 13 de janeiro de 1910 - 17 de dezembro de 2002) foi um general e pracinha brasileiro. Filho do Major Octávio Pitaluga e Maria Nina Moreira Pitaluga, casou-se com Maria Terezinha Vaz Pitaluga. Iniciou a carreira militar ingressando na Escola Militar de Realengo em 1928. Foi declarado Aspirante a Oficial da Cavalaria em 1934 atingiu o generalato em agosto de 1968. Todas as promoções, a partir do posto de Major, foram por merecimento. Integrante da Força Expedicionária Brasileira, onde comandou o 1º Esquadrão de Reconhecimento Mecanizado (1944). A 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária teve no Esquadrão de Reconhecimento uma unidade à altura das responsabilidades nesta campanha da Itália, em que participaram vitoriosamente as Armas Brasileiras. Unidade de escolta, atuou com galhardia nas operações divisionárias desenvolvidas nos Apeninos, do Reno, ao Panaro e, depois, no vale do Pó, cujo rio atravessou em cumprimento de missão, finalizando a Campanha no sopé das Cordilheiras Alpinas, em ligação com as forças francesas que operavam a noroeste da importante cidade de Turim. O General Pitaluga era detentor de muitas medalhas e condecorações nacionais e estrangeiras: Cruz de Combate da 1ª Classe, Medalha de Campanha e de Guerra, Ordem do Mérito Tamandaré, Ordem do Mérito Santos Dumont, Medalha do Mérito Humanitário de 1ª Classe, Medalha do Tempo de Serviço Militar de Ouro, Ordem do Mérito Militar - Itália, Ordem do Mérito Militar - Argentina, Cruz de Combate com Palma - França, Medalha de Valor Militar - Itália e Medalha de Bronze -Estados Unidos. Desempenhou o cargo de Adido Militar na Argentina, entre 1967 e 1969. Depois, entre 1969 e 1972, comandou a 4ª Divisão de Cavalaria, quando passou para a reserva. Eleito, desde 1972, Presidente do Conselho Nacional da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, defendeu os interesses dos ex-integrantes da F.E.B. Integrou a Comitiva Presidencial por ocasião das Comemorações do 50º Aniversário do término da 2ª Guerra Mundial, realizada em Londres. Em sua homenagem, o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Escola), comandado por ele entre 1964 e 1966, possui a denominação histórica de "Regimento General Pitaluga". Os formandos da Escola de Sargentos das Armas de 2005 e os da Escola Preparatória de Cadetes do Exército de 2011 o homenagearam intitulado seu nome: Turma General Plínio Pitaluga. Em Valença/RJ foi criado o Museu Capitão Pitaluga, homenagem realizada quando ainda era presidente do Conselho Nacional, tendo sido inaugurado em 13 de novembro de 2002, durante a XXIXª Convenção Nacional do Conselho Nacional da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, sediado em Valença-RJ. Sua criação foi resultados dos esforços em conjunto da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil - Seção Valença e o 1º Esquadrão de Cavalaria Leve, na época comandado pelo Major Douglas, e principalmente pelos esforços pessoais do então Sgt Brandão, Cb Brandão (militares da unidade citada) e da Senhorita Elen Cristiane Guida Vasconcellos(historiadora da AECB-SV).
MUSEU CAPITÃO PITALUGA Instalado nas dependências do prédio conhecido como “Castelinho” que no início de sua história fazia parte da Vila Leonor, antiga chácara Dr Marciano de Mello, construída em meados de 1910 e que mais tarde após a instalação do Esqd em Valença, funcionaram diversas seções e alojamentos do Esqd por muitos anos e que, após uma rigorosa reforma realizada pelos integrantes do pelotão de obras e com recursos da unidade, de colaboradores e todo o comercio valenciano o sonho se tornou realidade. Com a intenção de homenagear todos os integrantes do Esqd na II GM e em particular o Cap Pitaluga, seu comandante, em combate na FEB, elevar o nome do Exército na região e contribuir culturalmente com o município de Valença com reflexos nos campos turístico e sócio-econômico, o museu hoje possui diversos materiais como fotos, documentos, livros, armamentos,videoteca e equipamentos originais e algumas réplicas que foram utilizados no teatro de operações da Itália. Seus principais objetivos são destacar os feitos históricos da Unidade, mostrar a evolução da arma de cavalaria, estimular a vocação para a carreira militar na juventude e incentivar o interesse pela preservação, conservação e guarda da memória da Unidade e sobre tudo valorizar a participação dos “pracinhas” neste conflito mundial.
105 a. (WASHINGTON) O senhor WILLIAM TAFT, presidente da República, dirigiu em 13 de janeiro de 1911, uma mensagem ao congresso dos representantes recomendando a aprovação do projeto de lei sobre a fortificação do CANAL DO PANAMÁ.
104 a. (TURQUIA) Principiou a ser discutida no parlamento otomano a proposta modificando a constituição de maneira a reforçar os direitos que tem o governo de dissolver a câmara. A sessão foi bastante agitada. A leitura do artigo provocou vivas às modificações. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 13 de janeiro de 1912).
103 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 13 de janeiro de 1913: (JUIZ DE FORA) Durante todo o dia de hoje desabou sobre esta cidade violento temporal, inundando as ruas e interrompendo o tráfego dos bondes automóveis. Várias casas ficaram bastante danificadas. Nos pontos baixos a água atingiu a dois metros de altura. O Rio PARAIBUNA encheu consideravelmente, temendo-se que inunde as partes baixas da cidade. Em toda a ZONA DA MATA, há dias que chove copiosamente.
101 a. um terremoto destrói por completo a cidade de AVEZZANO, na ITÁLIA, provocando a morte de quase 30 mil pessoas, em 13 de janeiro de 1915.
97 a. Nasce o ator ROBERT STACK no dia 13 de janeiro de 1919. Ele personificou o famoso ELIOT NESS, da série de TV “OS INTOCÁVEIS”, de 1959 a 1963. Recebeu um OSCAR como coadjuvante do filme “PALAVRAS AO VENTO”, em 1956. Trabalhou também na comédia “APERTEM OS CINTOS, O PILOTO SUMIU !”, no ano de 1980.
87 a. nasce o ex-ministro AURELIANO CHAVES, em 13 de janeiro de 1929. Falece em 4 de maio de 2003.







Ex-vice-presidente Aureliano Chaves morre aos 74
MEMÓRIA
Conhecido por suas posições nacionalistas, em 1993 político defendeu a manutenção do monopólio da Petrobras. Ex-vice-presidente Aureliano Chaves morre aos 74 anos. PAULO PEIXOTO - DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Morreu às 12h30 de ontem, em Belo Horizonte, aos 74 anos, o ex-governador de Minas e ex-vice-presidente da República do governo João Baptista Figueiredo (1979-85), o último do ciclo militar, Aureliano Chaves.
Diabético, ele estava internado desde o último dia 14 de abril com insuficiência cardíaca e infecção respiratória. No último dia 26, realizou cirurgia no pé esquerdo para o restabelecimento da circulação sanguínea. Ele tinha "pé diabético" (problema circulatório associado à doença), segundo seu médico, e há alguns anos vinha fazendo tratamento. Sua morte ocorreu em decorrência de uma falência múltipla de órgãos.
Boa parte desses últimos dias Aureliano. passou ao lado da família no hospital Socor. As visitas eram restritas aos parentes e aos amigos mais próximos. O corpo do ex-vice-presidente foi levado no início da noite para o Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas, onde será velado até a manhã de hoje. Por volta das 7h, o corpo deve seguir para Três Pontas, sua cidade natal, seguindo depois para Itajubá, a cerca de 160 km, onde deve ser enterrado no final da tarde. Na cidade está enterrada a mulher de Aureliano, Minervina Sanches de Mendonça.
Carreira política
Mineiro de Três Pontas, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça nasceu em 13 de janeiro de 1929. Filho de um dentista e de uma dona-de-casa, teve seis irmãos.
Formado em engenharia, fez quase toda a sua carreira política durante o regime militar (1964-1985). Nesse período, foi deputado federal, governador de Minas Gerais e vice-presidente de Figueiredo.
A primeira eleição que disputou foi em 1958, pela UDN. Em 1966, foi eleito deputado federal pela Arena, partido de sustentação do regime militar. Dois anos depois, votou contra o pedido de autorização feito pelo governo militar para processar o deputado Márcio Moreira Alves, que havia criticado o governo federal em um discurso no Congresso. O episódio foi o estopim para a edição do AI-5.
Na época em que presidiu a Comissão de Minas e Energia da Câmara, conheceu o então presidente da Petrobrás, general Ernesto Geisel, de quem se tornou amigo. Quando assumiu a Presidência, em 1974, Geisel indicou seu nome para o governo de Minas Gerais e, com seu apoio, Aureliano foi indicado para vice-presidente do general Figueiredo na sucessão presidencial.
Já vice-presidente da República, Aureliano filiou-se ao PDS após o fim do bipartidarismo, em 1979. Em 1981, o presidente Figueiredo sofreu um infarto, o que levou Aureliano a assumir a Presidência por 49 dias.
Durante as movimentações da sucessão presidencial, participou da criação da Frente Liberal, grupo que reunia políticos do PDS contrários à indicação de Paulo Maluf à sucessão de Figueiredo, que viria a se transformar no PFL.
A Frente Liberal uniu-se ao PMDB e formou a Aliança Democrática, que lançou o nome do governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, para a Presidência da República, indicando José Sarney como vice.
Com a morte de Tancredo e posse de Sarney, Aureliano Chaves ocupou o cargo de ministro das Minas e Energia (1985-1988).
Em 1989, com a volta das eleições diretas, lançou-se candidato à Presidência pelo PFL. Abandonado pelo partido, que aderiu a Fernando Collor, teve 0,9% dos votos, ficou em nono lugar e nem mesmo venceu em sua terra natal.
Nacionalista convicto, durante o governo Itamar se empenhou na defesa do monopólio estatal do petróleo e da Petrobras como sua executora exclusiva. Em artigo publicado em 1993, afirmou que o monopólio ainda era fundamental à consolidação do desenvolvimento nacional.

83 a. governo republicano espanhol reprime violentamente a rebelião operária em 13 de janeiro de 1933.
81 a. nasce o comediante RENATO ARAGÃO em SOBRAL, CEARÁ, no dia 13 de janeiro de 1935. Em 1943 vai para FORTALEZA, com oito anos, para terminar os estudos. Casa-se em 1958 com MARTA RANGEL, com quem tem quatro filhos: PAULO, RICARDO, RENATO e JULIANA. Aos 25 anos, em 1960, forma-se em Direito e defende causas, mas sonha ser ator e roteirista. Faz concurso para entrar na TV CEARÁ e estréia seu personagem mais famoso, DIDI, em 30 de novembro daquele ano. Apresenta os programas “VÍDEO ALEGRE”, às quartas, e “RISOS E MELODIAS”, às sextas. Em 1963, vai ao RIO e é contratado pela TV TUPI, onde conhece o parceiro MANFRIED SANTANA, o DEDÉ, com quem apresenta o programa “MANDA BRASA”. Em 1965, estréia seu primeiro filme “NA ONDA DO IÊ, IÊ,IÊ”, do qual é roteirista. Contracena com CHACRINHA, DEDÉ SANTANA e MÁRIO LAGO. Em 1966, entra na TY EXCELSIOR, em SÃO PAULO, onde apresenta “OS ADORÁVEIS TRAPALHÕES”, com DEDÉ, WANDERLEY CARDOSO, IVON CURI e o lutador de “telecatch” (luta livre na TV), TED BOY MARINO. Em 1969, com a tradicional formação DIDI, DEDÉ, MUSSUM e ZACARIAS, estréia “OS TRAPALHÕES”, na TV RECORD de SÃO PAULO. Em 1977, “OS TRAPALHÕES” vai para a GLOBO em horário nobre do domingo (19 horas). Além do quarteto, há participação de ROBERTO GUILHERME (SARGENTO PINCEL), TIÃO MACALÉ, JORGE LAFOND e outros. O programa chega a ter 86% dos televisores do país sintonizados nele. Em 1978, entra em cartaz, nos cinemas, o primeiro filme com o quarteto: “OS TRAPALHÕES NA GUERRA DOS PLANETAS”. Em 1979, mais de cinco milhões de pessoas assistem a “O CINDERELO TRAPALHÃO”, uma das três maiores bilheterias do grupo, junto com “OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES” (1981) e “OS TRAPALHÕES NA SERRA PELADA” (1982). Em 1983, faz o primeiro filme com XUXA, “O TRAPALHÃO NA ARCA DE NOÉ”. A parceria se estende por mais quatro trabalhos: “OS TRAPALHÕES E O MÁGICO DE ORÓZ”, “OS TRAPALHÕES NO REINO DA FANTASIA”, “A PRINCESA XUXA E OS TRAPALHÕES e “O MISTÉRIO DE ROBIN HOOD”. Em 1986, “OS TRAPALHÕES” comemoram seus 20 anos com a primeira edição do “CRIANÇA ESPERANÇA”, transmitido ao vivo e com as participações de CHACRINHA, ROBERTO CARLOS, CHICO ANYSIO, JÔ SOARES e XUXA. Em 1987, o programa dominical passa a ser exibido ao vivo do TEATRO FÊNIX, com a participação da platéia. Em 1990, morre MAURO GONÇALVES, o “ZACARIAS”. Em 1991, RENATO ARAGÃO cumpre a promessa de escala e beijar a mão do CRISTO REDENTOR, em 23 de julho. No mesmo ano, é eleito embaixador do UNICEF. Em 1993, estréia, com DEDÉ SANTANA e ROBERTO GUILHERME, “OS TRAPALHÕES EM PORTUGAL”, que dura três anos e meio. Em 1994, morre ANTÔNIO CARLOS BERNARDES GOMES, o “MUSSUM”. Em 1998, com “O NOVIÇO REBELDE”, RENATO ARAGÃO emplaca a segunda maior bilheteria do ano no BRASIL (1,7 milhões de espectadores), perdendo só para “TITANIC”. Estréia “A TURMA DO DIDI”, sem DEDÉ, no ar até hoje. No mesmo ano, ARAGÃO lançou “SIMÃO-O FANTASMA TRAPALHÃO”. Em 1999, nasce sua filha caçula, LÍVIAN, filha de sua atual mulher, LILIAN ARAGÃO. Em 2005, com mais de 40 filmes e 45 anos de carreira, RENATO ARAGÃO completa 70 anos.       
77 a. HUNGRIA adere ao pacto anti-comunista BERLIM-TÓQUIO, em 13 de janeiro de 1939.
75 a. morte de JAMES JOYCE, escritor irlandês, em 13 de janeiro de 1941.
74 a. representantes das forças aliadas se reúnem em LONDRES e declaram que irão punir criminosos de guerra após o conflito mundial, em 13 de janeiro de 1942.
63 a. da prisão de nove dos mais importantes médicos da RÚSSIA sob a acusação de culpa na morte de alguns altos funcionários, causando surpresa sua absolvição a 4 de abril, um mês depois da morte de STALIN. Em 13  de janeiro de 1953.
61 a. ESPANHA ingressa na OCDE, em 13 de janeiro de 1955.
55 a. das anotações de 13 de janeiro de 1961, uma sexta-feira: “.....a situação na FORÇA PÚBLICA torna-se dramática nesta data. Tudo começou às duas horas da madrugada, quando foi rejeitado pela Assembléia o projeto de Lei da Paridade para a FP. O CORPO DE BOMBEIROS colocou a Escada MAGIRUS na PRAÇA CLÓVIS BEVILÁCQUA, com uma bandeira preta no seu topo, em sinal de  luto. Depois não sairia nenhum carro para apagar fogo, a não ser quando houvesse uma vida humana em perigo. Essa situação tornava-se pior quando o Batalhão de Rádio Patrulha e outras Unidades da FP apresentaram-se solidárias ao movimento do CB. O hasteamento da bandeira preta foi o início da greve branca na FP, sendo que o governador pediria auxílio ao Exército, que se encontra de Prontidão. Parece mesmo que as tropas federais intervirão no caso, quando o Comandante Geral da FP, CORONEL OLDEMAR FERREIRA GARCIA, pediu a vinda de tanques de guerra para SÃO PAULO.”
52 a. KAROL WOJTYLA, o PAPA JOÃO PAULO II, torna-se bispo de CRACÓVIA, na POLÔNIA, em 13 de janeiro de 1964. Foi eleito PAPA em 1980.
52 a. das anotações feitas em 13 de janeiro de 1964 (segunda-feira). ANO 14º - MÊS 7º - DIA 188º - 5 anos e 222 dias na FORÇA PÚBLICA – 129º dia como ASPIRANTE – 116º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
O início de uma semana sempre apresenta um laivo novo de atividades, principalmente porque no sábado e domingo nada temos no quartel, a não ser para aqueles que entram ou saem de serviço. Viajo no trem das 18:14 horas com o meu colega NILSON GIRALDI. Tínhamos muito que conversar porque hoje iniciaremos um Curso Preparatório à Escola de Cabos. O GIRALDI dará Aritmética e Geografia, ficando eu com Português e História. Andamos tomando a assinatura dos interessados e passou de trinta o número dos mesmos. Daremos aula do Auditório MAJOR ANTÃO, ficando livre da inveja dos nossos colegas, que se sentem magoados por conseguirmos um bom dinheiro com isso.
No BG, o TENENTE-CORONEL LUÍS NÓBREGA E SILVA pediu-me para fazer uma conferência da carga do Gabinete do Comando, sendo esta uma das minhas primeiras atividades nessa data.
Com o correspondente, SARGENTO ISAC, mandamos para a frente uma série de documentos, sendo que o SARGENTO SEVERINO coloca em dia o arquivo.
O COMANDANTE NÓBREGA resolve fazer uma reunião extraordinária do Conselho Administrativo e, como secretário, participo da mesma. Notei nesta reunião que a situação do CA é periclitante devido as dívidas da cantina. Há o perigo de não haver dinheiro para pagar as dívidas que vêm do mês de setembro de 1963. Com a presença do TENENTE-CORONEL NÓBREGA parece que conseguiremos colocar em dia o CA.
Na secretaria o expediente é volumoso sendo despachado sem novidades pelo Comandante.
Os aspirantes nesta data mandam um representante do BG, outro do Regimento e outro do BTA para uma reunião com o CORONEL GERALDO PROFÍCIO, para uma discussão sobre a redução do interstício de Aspirante. É uma coisa importante, porque se não houver essa redução somente seremos promovidos em agosto e não em maio.
Encerrado o expediente da segunda-feira, por sinal que passou bem depressa, vou dedicar-me à primeira aula dos soldados que iniciam hoje um curso preparatório para enfrentarem em julho os exames à Escola de Cabos. O ASPIRANTE NILSON GIRALDI está comigo nesse mister, sendo que contamos com a presença de trinta e um soldados. Iremos cobrar CR$2000,00 por mês, sendo que é um preço bem razoável, já que lá fora os professores exigem mais de 4 mil cruzeiros mensais.
O ASPIRANTE GIRALDI vai até o Quartel General com o CALESTINI, do Regimento, tratar de nossos interesses, às 14:30 horas.
A primeira aula é a tomada de contato entre professor e aluno e vai se encerrar às 15:30 horas.
Deixo o BG depois das 16 horas. Ao passar pelo Regimento “9 de Julho” conversaria com o ASPIRANTE UBIRAJARA e dois oficiais daquela Unidade. Ao passar pelo DASI vou-me encontrar com o SOLDADO POLICARPO que foi um dos meus orientadores quando sentei praça na Força Pública, há mais de cinco anos atrás.
O SOLDADO POLICARPO era encarregado de apresentar as turmas de candidatos nas diversas secções de Alistamento do civil.
Chegaria em casa depois das 17 horas. Descanso durante hora e meia. Escrevo minhas memórias e passo a assistir programas de televisão: REPÓRTER ESSO – ERONTEX DA SORTE – O HOMEM SOMBRA – SHOW DE MULHER – HOJE TEM ESPETÁCULO (canal 2) um dos melhores programas de televisão, surpreendendo-me por ser do canal 2.    
51 a. dos apontamentos registrados em 13 de janeiro de 1965 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 7º - DIA 188º - 6 anos e223 dias na FORÇA PÚBLICA - 235 dias como 2º TENENTE - 482 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Em 6 do corrente saí às pressas de POÁ, onde estava passando alguns dias de minhas férias, tendo em vista o recado que recebi sobre a 4ª ZONA AÉREA. Isto fez com que deixasse a casa de meus pais ser dar uma satisfação convincente.
Esse é o principal motivo pelo qual resolvo dar um pulo em POÁ, neste 13 de janeiro, mesmo porque minhas férias vão entrar na reta final da última semana.
Depois da noite chuvosa, esta data amanhece bonita, cheia de sol. Levanto às 6 horas e, sem pressa alguma, arrumo-me para mais uma viagem à terra poaense.
Deixo meu lar depois das 7 horas. O ônibus VILA AURORA demora muito para chegar. Tomo- por volta das 7:45 horas. Embarco depois no ônibus 5 - ESTAÇÕES, na Rua SÃO CAETANO, às 8:20 horas. Nestas condições, estou iniciando a viagem de trem somente às 9 horas. Faço-a lendo o jornal NOTÍCIAS POPULARES, com as seguintes manchetes: Sai lista negra dos IPMs: 4.600 indiciados - Mascarado foi reconhecido por três mulheres - Presidente da SUNAB em SÃO PAULO: será total a liberação de preços - SANTOS com PELÉ estréia no CHILE - AERONÁUTICA: nova crise, inquilinato, coeficiente sai dia 15 - Laquê faz primeiras vítimas em SÃO PAULO - CORINTHIANS estréia hoje à noite em PERNAMBUCO.
Em POÁ, dou um pulo no Posto Policial local. Encontro de serviço os soldados MIGUEL, JOÃO GONÇALVES, VIANA e VALLE. Converso também com o escrivão MAYA e, no restaurante do senhor DUARTE, vou-me encontrar com o Soldado FLORISBELO FURTADO DA ROSA, que se fazia acompanhar de seu irmão. Esta praça está afoita para saber o resultado de seu requerimento ao Comandante Geral da Força Pública sobre a matrícula na Escola de Cabos. Acontece que nada estou sabendo sobre o mesmo.
Antes de chegar em casa de meus pais, passo pela casa de TIA LOURDES, a fim de dar um recado de TIA CATARINA. Ali permaneço durante alguns minutos, conversando com a mesma e com meu primo WÁLTER.
Finalmente, quando são 11:30 horas, chego em casa de meus pais. Eles estão mesmo querendo saber notícias minhas, pois nada mais ficaram sabendo depois do dia 6. Conto a eles o motivo pelo qual sai apressadamente de POÁ. Esperando o almoço em casa de meus pais, passo a ouvir noticiosos no rádio, escrevendo à máquina. O dia está maravilhoso e aprecio esta minha visita a POÁ, ainda gozando mais uma datas de minhas férias. Na quarta-feira vindoura reiniciarei as atividades no BATALHÃO DE GUARDAS que, nestas férias parece estar bem distante de mim. No rádio, temos notícias sobre a crise entre a Aeronáutica e a Marinha, criada pelo "impasse" entre a aviação embarcada: famoso caso do "MINAS GERAIS". Parece que, com a criação do MINISTÉRIO DA DEFESA, a crise estará terminada. O MARECHAL CASTELLO BRANCO dará a palavra final.
Após almoçar, torno a sair. No Destacamento estão de serviço os soldados FLORISBELO, TRINDADE e um recruta novo que se apresentou no PP em 8 do corrente.        
Saio no jeep da delegacia com o 2º SARGENTO NELSON RIZZO e soldado MINEIRO. Vamos à olaria do senhor TITO FUGA, onde aqueles que estão comigo vão entregar intimações. Outras intimações também são entregues à Rua JAIR DE GODÓI. Enquanto o jeep roda, cai violenta chuva.
Mais tarde vamos até a Delegacia de SUZANO. ALi nos encontramos com o 2º SARGENTO JOVETTI e outros conhecidos.
Voltando ao Destacamento de POÁ, converso agora com o CABO ANTENOR ANÉAS RODRIGUES, atualmente de férias e com as praças de serviço. Tecemos considerações sobre o policiamento na cidade e chegamos a conclusão de que não há tal em POÁ. O SARGENTO RIZZO está trabalhando muito mal. Seu negócio é receber propinas e andar com vagabundas como pude presenciar hoje.
Quando o chuvisqueiro para, deixo o Destacamento com o CABO ANTENOR. Já passam das 18 horas.
Rumo ao lar de meus pais e, na Farmácia VERA vou conversar com o senhor ZEZINHO, farmacêutico, que me conta que no POÁ BAR há verdadeira casa de tolerância, com a conivência da polícia local.
Janto e torno a sair. Agora chamo a atenção, até de maneira ríspida, do SARGENTO RIZZO e lhe dou um prazo para colocar as coisas nos eixos, pois começarei a cuidar dos assuntos da polícia de POÁ mais de perto, uma vez que sou filho de POÁ e estou na Força Pública na condição de oficial.
Vou ao CINE COLONIAL. Passa o filme argentino com JORGE MISTRAL - PECADO, OURO E CRIME. Trata-se de uma mulher da sarjeta que procura descobrir o ouro perdido de um velho, ajudado por um marinheiro que perde a cabeça por ela. O fim é trágico, morrendo o marinheiro apunhalado pela vagabunda e esta nos abraços estertorados do agonizante, ao caírem ambos no mar. 
Iria embarcar o trem das 22:49 horas, mas o perco porque encontro o 3º SARGENTO Ref CORDEIRO, que nos absurdos da PAB é tenente daquela coisa. Passo-lhe uma vergonhosa reprimenda na altura do BAR TUDO AZUL, mandando-o sair da tal sociedade ilícita. Parece que o SARGENTO CORDEIRO chega à conclusão que a PAB é mesmo inconstitucional.
Deixo POÁ num ônibus que vai até SÃO MIGUEL. Naquele local tomo outro ônibus, descendo no LARGO DA CONCÓRDIA. No 5-ESTAÇÕES vou até a Rua SÃO CAETANO.
Na Avenida TIRADENTES, tomo o HORTO FLORESTAL, mas tenho de descer depois de passar o TUCURUVI, já que esse ônibus vai pelo JARDIM TREMEMBÉ. A Avenida NOVA CANTAREIRA ainda está em consertos na altura da FAZENDINHA.
Já estou resignado a ir para meu lar a pé, quando passa um jeep do Patrulhamento Tático Móvel que me leva até o final da jornada.
Durante toda a viagem venho pensando na situação do policiamento em POÁ, cheio de defeitos por causa da conivência do Comandante do Destacamento com os vagabundos e prostitutas da cidade. Vejamos o que o futuro reserva para o sargento safado que comanda o Destacamento.
Assim encerro o 13 de janeiro, que marca mais uma ida minha à cidade onde nasci, que foi cheia de incidentes.  
50 a. dos apontamentos registrados em 13 de janeiro de 1966 (quinta-feira). ANO 16º - MÊS 7º - DIA 187º - 7 anos e 223 dias na FORÇA PÚBLICA - 600 DIAS COMO 2º TENENTE - 847 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Viajo com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN, meu compadre, que continua firme na Secretaria da Unidade, como amanuense.
O tempo ainda é de chuvas. As manchetes dos jornais apontam calamidade pública na GUANABARA, com o perigo de epidemia.
Após permanecer à testa da Companhia de Comando, na revista das 7 horas, tal como sempre faço, vou à FIF, onde conto com um grande trabalho. Os Aspirantes LAURO GOMES, SANTOS, TAVARES, LORENCINI e alguns outros querem saber como se faz um Termo de Exame de Material Inservível e eu os ensino em tal mister. Essa turma não chegou a ver esta parte na Escola de Oficiais.
SARGENTO VICTOR VALÉRIO confecciona um Movimento de Caixa com data de hoje. SARGENTO LOPES, que entra de serviço ao meio-dia, está encarregado de receber material de limpeza e higiene e de papelaria no Serviço de Intendência.
Deposito 650 mil cruzeiros no BANCO DO ESTADO e trato da compra de um quadro para o Gabinete do Sub-Comandante.
Às 12:15 horas, MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA reúne os Comandantes de Companhias e o  Chefe da FIF para discutir assuntos referentes à saques de vencimentos, doação de sangue, apresentação da tropa e muitas outras coisas. Pela primeira vez deixa de haver a reunião de oficiais, por causa disso.
À tarde, espero as praças para montagem das aulas, que irei dar, talvez a partir da próxima segunda-feira.
Deixo o quartel somente às 16:30 horas. Ao passar pelo Serviço de Subsistência converso com o 2º TENENTE LICÍNIO PASIN. Em casa, encontro minha esposa atrapalhada com um problema. Uma senhora, sua conhecida, traz uma criancinha de alguns meses de idade, desidratada, não sabendo o que fazer com a mesma. Ambas partem para o Hospital das Clínicas, a fim de internar a criança. São quase 18 horas.
Leio 13 de janeiro de 1965, nas páginas do 15º TOMO de meu diário. Naquela época encontrava-me de férias. Ia até POÁ visitar meus pais. No Destacamento Policial fiquei sabendo das safadezas do 2º SARGENTO NELSON RIZZO como comandante do PP local e já vaticinava sua queda. Transcorrido um ano, eis que já saiu de POÁ, sendo transferido para o 2º BP. O Comandante do Posto Policial é agora o 3º SARGENTO OSVALDO.
Conforme entendimento telefônico havido entre o TENENTE NILSON GIRALDI e eu, nesta manhã, vou até o Centro de Formação e Aperfeiçoamento conversar com o meu colega que se encontra de serviço, como Oficial de Dia.
Faz muito tempo que não ponho os pés no CFA, tirando, naturalmente, o 15 de dezembro, Festa da Espada.
O GIRALDI é o primeiro colocado de minha turma. Ele está por conta com o que aconteceu no último quadro de acesso, quando um dos nossos colegas, bem menos classificado, entrou na tal relação. O GIRALDI levou ao conhecimento do CORONEL ADAUTO, seu comandante, o que aconteceu e o Coronel foi hoje ao Quartel General verificar a ata da reunião da Comissão de Promoções. De qualquer maneira, a CP está desmoralizada com isso. Não é possível que um sujeito sem predicados passe à frente de mais de dez oficiais só porque é parente de general.
Às 22:30 horas, retorno ao meu lar. Minha esposa não retorna do Hospital da Clínicas. Assisto alguma coisa na televisão e espero MARIA até meia-noite. Parece-me que algo de grave aconteceu com a criancinha, pois senão ela teria voltado. Deito e MARIA não retorna mesmo, nem durante a madrugada.   
48 a. do ATO INSTITUCIONAL NÚMERO CINCO, editado em 13 de janeiro de 1968 pelo presidente COSTA E SILVA. Nesse dia foi apreendido o jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” por causa do editorial INSTITUIÇÕES EM FRANGALHOS, no qual criticava a medida.
46 a. Câmara dos Deputados começa a fazer censura prévia em livros, revistas e jornais, dando início ao controle interno nas redações, em 13 de janeiro de 1970.
44 a. JORNAL DA TARDE noticiava em 13 de janeiro de 1972 que o DETRAN pretendia encontrar os 5 mil motoristas de táxi clandestinos da cidade. Com isso, o órgão esperava diminuir o número de acidentes nas ruas da capital. Também era destaque na edição uma cidade de madeireiros no interior do MATO GROSSO que estava ameaçada em razão de um decreto contra a exploração de madeira na região.
37 a. YMCA americana, nome da Associação Cristão de Moços no Exterior, entra na Justiça contra o grupo VILLAGE PEOPLE por causa da música YMCA, em 13 de janeiro de 1979. A entidade sentiu-se ofendida pelas insinuações de que o comportamento gay era liberado nas suas unidades.
37 a. outras anotações em 13 de janeiro de 1979: neste sábado, na minha visita aos parentes em POÁ, deixo antes a LUCINDA, DORA e MARCELO na VILA BUENOS AIRES, na casa de dona ESMERALDA. Minha mãe queixa-se do episódio da desapropriação do prédio do Grupo Escolar “PADRE EUSTÁQUIO”, que pertence à família FONSECA. A Prefeitura desapropria por uma quantia irrisória. A família pretende contestar. MARIZE, minha filha, apareceu na casa de minha mãe, na semana passada, de madrugada. Quebrou os vidros da casa de sua tia ROSA e também os do carro do escrivão que namora com sua prima, numa de suas piores crise da doença que é incurável. MARIZETE, minha outra filha, faz planos para o futuro. No regresso vou buscar a LUCINDA, sua cunhada DORA e seu sobrinho MARCELO, que se encontram na casa da irmã da LUCINDA, dona ESMERALDA. Passamos pelo “MUSEU” na Avenida QUATRO BARRAS. Preciso procurar documentos sobre “módulos de policiamento”. O XÁ REZA PAHLEVI passará o governo para uma regência. JOHN WAYNE recupera-se de uma operação. Na ESPANHA, os movimentos contrários ao governo causam dez mortes. Assisto o filme “CULPAS, MODELOS E PROVAS”, da série O INCRÍVEL HULK. Também assisto “MACHO CALLAHAN”.
34 a. falece minha filha MARIZE DE CAMPOS VENTURA, em 13 de janeiro de 1982. Durante 22 anos padeceu vítima de uma doença que causou 22 internações, muitas delas num sanatório que tinha convênio com a CRUZ AZUL. Em situação aflitiva, fez um “coquetel” de remédios: NEUZINE, AMPLICITIL, ALDOL e FERNEGAN e tomou para se livrar de uma agonia. O coração não agüentou. Essa confissão a respeito dos remédios que tomou foi transmitida pela própria MARIZE, de uma maneira inusitada, em manifestação feita anos depois pelo corpo da LUCINDA. É um mistério que não quis me aprofundar porque foge aos limites da compreensão humana. A limitação nossa não permite que conheçamos além da vida. 
34 a. da transf. reserva: Cel. HÉLIO GUAICURU DE CARVALHO, Cel. NELSON TRANCHESI, Cel. ELEUSIS DIAS PEIXOTO, todos eles já falecidos. (ESSAS TRANSFERÊNCIAS FORAM PUBLICADAS NO DIÁRIO OFICIAL DE 13 DE JANEIRO DE 1982). O CORONEL PM SALVADOR D´AQUINO (também já falecido) assumia o Comando do Policiamento da Capital. Também era nomeado o CORONEL PM NILTON VIANNA para o cargo de CHEFE DO ESTADO-MAIOR da PMESP.
34 a. falece o diretor do filme “ORFEU DE CARNAVAL”, MARCEL CAMUS, aos 67 anos, vítima de um ataque do coração. Morreu em 13 de janeiro de 1982.
34 a. de duas operações na perna de JOÃO DO PULO: implante de uma veia safena e cirurgia ortopédica para o realinhamento da tíbia, em 13 de janeiro de 1982.
33 a. escritora ELEGA QUIROGA é eleita membro da REAL ACADEMIA ESPANHOLA, em 13 de janeiro de 1983.
32 a. falece o Cel. Ref. FERNÃO GUEDES, em 13 de janeiro de 1984. Comentário do escritor FRANCISCO ORNELLAS sobre o CORONEL FERNÃO GUEDES:
Foi na adolescência, em uma palestra de orientação vocacional. Não me lembro quem falava, era um professor; tampouco o conteúdo. Mas tenho na memória o início. Dizia ele que, dos seres viventes na Terra, apenas a abelha nasce com missão determinada: produzir mel. Todos os outros podem fazer de sua vida o que o instinto (no caso dos irracionais) ou a vontade indicar.
Pensei nisso, de pronto, ao estabelecer conversa com amigo, há alguns dias, acerca da rotatividade permanente no comando da Polícia Militar daqui. Curioso: isso não ocorre na Polícia Civil, nem na esfera do Judiciário. Há incontáveis trajetórias de juízes, promotores e delegados que, tendo cumprido parte de sua carreira em Mogi, acabaram por se fixar na Cidade, independente do caminho profissional a que fossem enviados.
E a abelha com isso? Pois é: a abelha tem a ver com o coronel Fernão Guedes de Souza. Foi o que eu disse na conversa: além da abelha, que nasceu para fazer mel, o coronel Guedes nasceu para dirigir a Casa de Detenção de São Paulo. E morar em Mogi das Cruzes.
Era um homem forte, com ares de caboclo e andar gingado. Fez carreira na antiga Força Pública (hoje Polícia Militar) e passou a morar em Mogi, quando serviu no quartel daqui. Logo estabeleceu relações, matriculou os filhos nos colégios locais e passou a frequentar os espaços comunitários.
Inseriu-se de tal forma, que acabou eleitor vereador em 1959. Cumpriu o mandato de quatro anos até 1963. E nunca mais voltou à política. Com ele estavam na Câmara, então abrigada no atual Teatro Vasques: Afrodízio Witzel, Aldo Raso, Alfredo Salvador Grisaro, Carlos Alberto Willy Auerbach, Carlos Augusto Ferreira Alves, Farjalla Zacharias, Ivan Nunes Siqueira, Jacob Cardoso Lopes, Jayme Antônio de Souza, José Alves, José de Moura Santos, Maurício Nagib Najar, Nesclar Faria Guimarães, Oswaldo Regino Ornellas, Roberto Obuo Sato, Sérgio Moretti, Toshio Kitahara e Walter Monteiro de Castro. Eram 19 vereadores
Foi uma legislatura conturbada, em que a Câmara conviveu com três prefeitos: Rodolpho Jungers, Oswaldo Regino Ornellas e Maurílio de Souza Leite Filho. Jungers foi o eleito, mas ficou apenas dois anos no cargo; acabou afastado pela Câmara Municipal. O vice, Maurilinho de Souza, afastou-se para se candidatar a deputado e o então presidente da Câmara, Oswaldo Ornellas, ocupou o lugar. Maurilinho não se elegeu, completou o mandato.
As eleições desse ano se mostrariam decisivas para a história do País: Adhemar de Barros (vice Laudo Natel) foi eleito governador de São Paulo; para o Senado, os paulistas mandaram Auro de Moura Andrade e Lino de Mattos. Foram as únicas eleições durante o período de João Goulart na Presidência da República.
Voltemos ao coronel Guedes: ele exerceu a vereança (não era remunerada na época) simultaneamente à direção do Presídio do Hipódromo. Algum tempo depois foi indicado diretor da Casa de Detenção, o maior presídio que então havia no País. Construída em 1956 para abrigar 2.200 detentos, chegou a ter mais de 7 mil (em 1981).
Viajava diariamente para o trabalho na Avenida Cruzeiro do Sul, embora mantivesse, ao lado de seu gabinete na Detenção, um quarto simples. Estive lá várias vezes. Primeiro, entre 1967 e 1970; era estudante de Direito e os estágios no presídio me parecem, hoje, eram obrigatórios para os estudantes da Faculdade Braz Cubas. A todos o coronel Guedes atendia com simpatia. No meu caso, em particular, tínhamos um tema de conversa permanente: eram as histórias que vivi com seu filho Fernãozinho no primeiro ano primário do Instituto Dona Placidina, onde fomos colegas.
A partir de 1971 passei a encontrá-lo por dever de ofício, como repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Almocei lá várias vezes e quase sempre ele chamava o chefe da cozinha para um dedo de prosa. Era um negro forte, careca, condenado por tráfico de drogas. No almoço, o coronel me contava histórias de vida dos seus “hóspedes”. E, para atestá-las, convocava o próprio personagem. Sempre me constrangeu a maneira como eles se apresentavam: calça caqui, quase sempre camiseta branca, mãos para trás, cabeça baixa, esboçavam um inaudível “senhor”. Em seguida, apanhavam um banquinho baixo de madeira escura e pediam ordem para se sentar. Poderia haver poltronas ou cadeiras no ambiente, mas preso só sentava no banquinho. “E você, Chiquinho – me disse Guedes uma vez – nunca venha aqui de calça.
32 a. falece RAY MOORE, criador do herói das revistas em quadrinhos, o FANTASMA, em 13 de janeiro de 1984.
32 a. do COMÍCIO DE CURITIBA. Para o povo a campanha das DIRETAS JÁ começou na noite de 13 de janeiro de 1984, num morno comício na BOCA MALDITA, em CURITIBA, a que compareceram 30 mil pessoas. Nem retumbante, nem fracassado, o COMÍCIO DE CURITIBA não respondeu ao questionamento angustiado das lideranças de oposição –a campanha por eleições diretas daria certo? O maior entusiasta era FRANCO MONTORO, secundado por ULYSSES GUIMARÃES– estes não tinham nem dúvida, nem hesitação. Após o COMÍCIO DE CURITIBA, decidiu-se fazer um teste definitivo em SÃO PAULO, 12 dias depois. MONTORO apostou alto: colocou todos os recursos do governo paulista para garantir o sucesso do comício. Na noite de 25 de janeiro, data do aniversário da cidade, a PRAÇA DA SÉ surpreendeu oposicionistas e governistas, uns perplexos de júbilo, outros chocados e iracundos –havia centenas de milhares de pessoas na praça.  
31 a. médicos franceses conseguem, pela primeira vez, trocar o sangue de um feto por meio de uma transfusão intrauterina, em 13 de janeiro de 1985.
29 a. das anotações feitas em 13 de janeiro de 1987: hoje é o terceiro dia do I SEMINÁRIO DE ASSUNTOS POLICIAIS MILITARES. Antes de ir para a ADPM, passo pelo 2º BPChq onde resolvo alguns problemas. Está sendo realizada a OPERAÇÃO IMPACTO na zona norte. A DIREÇÃO DE ENSINO E INSTRUÇÃO está completando cinqüenta anos da criação. O MAJOR PM RENATO cuida da Solenidade de Formatura de Alunos Soldados, marcada para dia 16 de janeiro. Os oficiais ajudar-me-ão num churrasco que marco para 17 de janeiro. Nessa data, sábado próximo, LUCINDA e eu casaremos no civil. O CORONEL PM EMYGDIO GARIBE (Cmt do CPRv) preside as palestras de hoje na ADPM.
O TENENTE-CORONEL PM LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA fala a respeito de POLICIAMENTO OSTENSIVO MOTORIZADO – NOVA DIVISÃO – NOVA SISTEMÁTICA.
O 10º oficial a fazer sua palestra é o TENENTE-CORONEL PM CELSO FELICIANO DE OLIVEIRA – ASSUNTOS CIVIS NO CONTEXTO PM.
Já no período da tarde o TENENTE-CORONEL PM MARCO RODRIGUES BIO fala sobre PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE SISTEMAS.
O TENENTE-CORONEL PM SILAS BORDINI DO AMARAL FILHO, filósofo por vocação, faz a mais longa palestra: A IDEOLOGIA E O ENSINO POLICIAL MILITAR. Amanhã terminará o Seminário.
Em casa LUCINDA conta que dois pedreiros estiveram arrumando a parede divisória com o nosso vizinho da esquerda, que recebia toda a água da chuva que caia do telhado da garage desse vizinho.
Grande parte da EUROPA foi castigada hoje por temperaturas negativas, abaixo das registradas no Pólo Norte. O “inverno siberiano”, como está sendo chamado, é um dos mais intensos da história do hemisfério. Já morreram mais de cem pessoas. Trânsito urbano interrompido, tráfego rodo-ferroviário paralisado, muitos acidentes, setores produtivos completamente atrofiados.
O GENERAL JARUZELSKI, presidente da POLÔNIA, visita ROMA e é recebido pelo PAPA JOÃO PAULO II.
27 a. SEXTA-FEIRA 13, o primeiro vírus mundial, inicia seu ataque em computadores da INGLATERRA, em 13 de janeiro de 1989.
25 a. milhares de lituanos se reúnem em torno do Parlamento e enfrentam as tropas russas, em 13 de janeiro de 1991.
24 a. JAPÃO pede perdão a milhares de mulheres coreanas que foram utilizadas como escravas sexuais durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, em 13 de janeiro de 1992.
23 a. transf. para a reserva: Coronel  RAUL NOGUEIRA, no dia 13 de janeiro de 1993.
23 a. falecem: o jogador de futebol EDNALDO MARTINS FONSECA e o compositor e maestro MOZART CAMARGO GUARNIERI, em 13 de janeiro de 1993.
23 a. acordo em PARIS para a proibição de armas químicas, em 13 de janeiro de 1993.
22 a. do encontro do presidente BILL CLINTON com BORIS YELTSIN, em cerimônia no KREMLIN. CLINTON garantiu que os EUA e a RÚSSIA iriam construir juntos um novo sistema de segurança coletivo para a EUROPA e o mundo.  Em 13 de janeiro de 1994.
22 a. morre SAMUEL BRONSTON, produtor americano de cinema, em 13 de Janeiro de 1994.
22 a. calor e seca provocam o maior incêndio na AUSTRÁLIA dos últimos 200 anos, que em duas semanas causou a morte de quatro pessoas, arrasou 880 hectares de mata nativa e destruiu 200 edifícios. O incêndio começou no dia 13 de janeiro de 1994.
21 a. falece o Cel. Ref. JÚLIO MONTE SERRAT, em 13 de janeiro de 1995.
20 a. do ataque sofrido por RUTH ESCOBAR, em PARIS, quando três pessoas, armadas com facas, assaltaram-na, em 13 de janeiro de 1996.
20 a. falece o cineasta OSWALDO LEBRE SAMPAIO, no dia 13 de janeiro de 1996.
19 a. falece o ex-deputado e ex-presidente da FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL – JOÃO MENDONÇA FALCÃO, em 13 de janeiro de 1997. Outras anotações nesta data: Numa aula no COP, das 10:30 às 13 horas, perco muito tempo com perguntas dos alunos que atrapalham a seqüência que eu queria dar ao tema “DROGAS – CRIMINALIDADE – SAÚDE”, mas tem o seu lado positivo, o interesse dos alunos. Toma posse hoje o novo Chefe do Estado Maior do Comando Sudeste. O presidente do MMDC, CORONEL ARY CANAVÓ vai a essa solenidade. Preocupa-me a revisão do Estatuto da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Dos seus 87 artigos, eu já revisei até o número 64. O CORONEL CANAVÓ contratou uma senhora para trabalhar no computador, a partir de hoje. Para experimentá-la mando colocar o Estatuto no computador. O CORONEL CANAVÓ quer dispensar o MARCONI, mas o Senhor PIRES e dona MARIA não querem que isso aconteça. O rapaz entende muito no conserto da máquina e tem feito milagres para que o computador não ofereça problemas. O veterano SILVEIRA PEIXOTO visita-nos. Ele está com 88 anos e vem hoje com idéias tétricas. Fala da cremação e de colocar suas cinzas no Monumento Mausoléu. Conversa conosco sobre episódios da Revolução de 32. Na noite de 23 para 24 de maio, quando morreram MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO, na Praça da República, ele também estava presente no Comício. Saio mais cedo do MMDC fugindo de uma pancada d´água que cai quando já estou no Metrô. Na estação LUZ, aguardo a chuva parar. Revejo hoje a OPERAÇÃO OSÓRIO 97 que sofre algumas modificações. Os oficiais responsáveis não estão presentes, mas tomo conhecimento de um banco de dados inaugurado sexta-feira passada, dia 10 de janeiro. Tomo conhecimento de uma tragédia na PRAIA GRANDE. Inconformado por não viver mais com SÍLVIA REGINA DE ALMEIDA, de 25 anos, o desempregado ELIS FERREIRA DE SOUZA, de 42 anos, envenenou seus quatro filhos, ontem à tarde: LUNA LEBRON ALMEIDA DE SOUZA, de 6 anos, e LUAN, de 5, foram socorridos ao Hospital SANTO AMARO, em GUARUJÁ, onde estão internados na UTI, em estado grave. ELIS quase foi linchado pelos moradores do bairro. Depois, na delegacia, em conseqüência dos ferimentos, seguiu para o PS de OCIAN onde faleceu hoje de madrugada. Faleceu hoje o ex-presidente da Federação Paulista de Futebol, JOÃO MENDONÇA FALCAO. Ele cumpriu cinco mandatos de deputado entre 1948 e 1969. Foi vítima de um ataque cardíaco, aos 80 anos. Na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, número 2006, são colocadas as portas de uma futura casa comercial recém-construída. Acompanho essa construção desde os alicerces. ONTEM faleceu em BRASÍLIA o repórter JOSÉ CARLOS BARDAWIL, vítima de câncer no sangue, aos 54 anos. Trabalhou nas revistas VEJA, REALIDADE, GLOBO, SENHOR, ISTO É/SENHOR e ISTO É. Uma rajada de metralhadora elevou o clima de tensão na residência do embaixador japonês em LIMA, onde 74 reféns permanecem sob as ordens dos guerrilheiros TUPAC AMARU. O delegado da Cruz Vermelha Internacional no PERU, MICHEL MINNIG, entrou na residência pouco depois dos disparos. Eles foram feitos contra um helicóptero da polícia que sobrevoava a casa. O plebiscito é a saída que os líderes dos partidos aliados ao governo vêem para o caso de a emenda da reeleição continuar empacada no Congresso. Hoje, a opção já era levada em conta por todos os lados do Congresso.          
18 a. transf. para a reserva: Cel. ANTÔNIO CARLOS ZANDONADI, no dia 13 de janeiro de 1998. Outras notícias publicadas nesta data: estamos atravessando dias de temperatura alta. Hoje é um deles. GUARULHOS tem 30 graus pela manhã. Os trabalhos no SHOPPING INTERNACIONAL DE GUARULHOS estão se desenvolvendo de uma maneira lenta. Ainda as máquinas cuidam do estaqueamento. Poucas pessoas trabalham no local Desde ontem percebi que os espaços vazios do metrô, na saída para a Rua SILVEIRA MARTINS estão todos cercados por grades. Também a queda das águas está protegida por grades. Com alguns componentes do MMDS revisamos um dos projetos de 1996. Isso demora quase duas horas.
Não encontro o CORONEL CANAVÓ na MMDC. LUCINDA telefona para pedir que retorne mais cedo para GUARULHOS. Ela quer levar sua mãe ao Hospital BOM CLIMA a fim de verificar no RAIO X a situação dos pulmões de dona ESMERALDA. Às 17 horas estamos no Hospital BOM CLIMA. Ali encontro o SARGENTO PM Ref FREDERICO, antigo motorista do CORONEL PM ALUÍZIO. Ele faz a segurança do Hospital. Em 1996, no início de janeiro, quando dona ESMERALDA sofreu uma pneumonia bilateral e edema pulmonar, já tínhamos encontrado o FREDERICO nesse serviço. LUCINDA encontra a enfermeira MARIA, ex-companheira de seu irmão AMÉRICO, e ela ajuda no encaminhamento de dona ESMERALDA à médica. Dona ESMERALDA já está livre de sua quarta pneumonia. Precisa tomar um remédio geriátrico durante seis meses.
Cinco pessoas morreram hoje num sério acidente entre um carro que havia abandonado o PARIS DACAR e uma pick-up, nos arredores de NOVAKCHOTT, capital da MAURITÂNIA. O carro chocou de frente com a pick-up lotada de gente, que vinha na contramão e tentava uma ultrapassagem. Outra vítima do rali da morte foi o espanhol ANTÔNIO BOLUDA, que caiu da moto e está em coma. O brasileiro JEAN AZEVEDO venceu a 12ª etapa na categoria MOTOS MARATONA.  
Camelôs, soldados e lojistas entraram em guerra, hoje, em SÃO MIGUEL PAULISTA. De manhã, houve tumultos e corre-corre. Munidos de dezenas de ovos, os ambulantes tentavam impedir a abertura do comercio.
17 a. do abandono anunciado pelo norte-americano MICHAEL JORDAN, maior jogador de basquete da História, das quadras, pela segunda vez, no dia 13 de janeiro de 1999. A primeira ocorreu em 1993. Depois, em 2001, ele retornaria mais uma vez. Ao todo, JORDAN jogou 1.072 partidas (a maior parte delas pela equipe do CHICAGO BULLS), marcando mais de 32 mil pontos, 5 mil assistências e 6 mil rebotes.
17 a. das anotações feitas em 13 de janeiro de 1999: o 1º TENENTE PM Dent SESMA marcou o meu retorno à prótese do Centro Odontológico para 8:30 horas. Pego “carona” com o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR quando ele vai levar a FÁTIMA até a estação TIRADENTES do Metrô. Estou com um incisivo superior quebrado depois da última quarta-feira, quando o TENENTE PM Dent SESMA fez uma jaqueta para esse dente. Ele conserta isso e cimenta um pivô e uma prótese fixa que estava solta. O dentista entrará em gozo de férias (15 dias) e meu retorno será em 9 de fevereiro. Alem disso tenho de ver a restauração do dente número 26 e um trabalho cirúrgico na periodontia. Vou buscar na Cooperativa o empréstimo de três mil reais para a MARLENE, para ser ressarcido em dez parcelas de R$432,00. Vou dar aula na Livraria SÃO MIGUEL. ELADIO acompanha-me. ALZENIR fica no BANESPA. Também CARMELO, CRISTIANO e ALEMÃO conversam, por telefone, comigo.
Na AORPM, fico sabendo que o PEDRO, nosso barbeiro velho conhecido de sete anos, já não mais exerce sua profissão na Associação. Aos 78 anos de idade sofreu um desmaio numa estação do Metrô e quase o trem lhe atropela. O TENENTE Ref SALDANHA, de 85 anos (velho veterano da Revolução de 32) conversa conosco sobre esse assunto. Ali também encontro o TENENTE PM Ref ONOFRE, que trabalhou conosco no antigo CFA (depois APMBB).
Às 15 horas, já estou em casa. O CORONEL PM MENDES telefona-me para avisar que agora à tarde, na Capelania SANTO EXPEDITO, será rezada uma missa de 7º dia por intenção da alma da genitora do CORONEL PM ALBERTINO, nosso velho instrutor na Escola de Oficiais. Diz o CORONEL PM MENDES que um amigo seu, perito em obras de artes, fará um exame do painel danificado no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA, há meses atrás, por um visitante.
Após longo processo de desgaste, o presidente do Banco Central, GUSTAVO FRANCO, pediu demissão. Foi substituído pelo diretor de Política Monetária, FRANCISCO LOPES.
Pressionado pela fuga de capitais e pela falta de credibilidade no ajuste fiscal, o governo alterou a faixa de flutuação do dólar, operação que desvalorizou o real em 8,96%. Num dia nervoso, queda geral nas Bolsas. Em SÃO PAULO e RIO os pregões foram suspensos após caírem 10%. A evasão de dólares atingiu 1 e meio bilhão de dólares, segundo o ministro PEDRO MALAN. Em cinco meses de 1998, o BRASIL perdeu 40 bilhões de dólares em reserva.
GUSTAVO KUERTEN chegou às quartas-de-final do ATP TOUR DE SYDNEY, vencendo o australiano TODD WOODBRIDGE. Agora irá enfrentar o eslovaco KAROL KUCERA.
A 13ª etapa (TICHIT – ATAR) do RALI GRANADA-DACAR aconteceu hoje. Uma reportagem do JORNAL DA TARDE vai mostrar o que aconteceu. Os líderes ampliam suas vantagens. Os franceses JEAN-LOUIS SCHLESSER (entre os carros) e RICHARD SAINET (nas motos) são os líderes.
Também estão no JT as reportagens sobre a terceira chacina de 1999 (quatro mulheres e um bebê foram mortos numa casa de VILA ROSÁLIA, GUARULHOS e a tentativa de assalto na Estação REPÚBLICA do Metrô, com onze feridos.
O jornalista PAULO HENRIQUE AMORIM, de 55 anos, deixa o comando do JORNAL DA BAND e do programa FOGO CRUZADO, da rede BANDEIRANTES, por divergências com a direção da emissora. Oficialmente, AMORIM entrou em férias.
O escritor NELSON WERNECK SODRÉ, de 87 anos, era conhecido por sua produção intelectual sobre a história e a cultura de nosso país. Foi um dos grandes intérpretes do pensamento marxista, mantendo-se sempre fiel ao Partido Comunista. Com o golpe de 64 e a ditadura militar, WERNECK SODRÉ teve cassados seus direitos políticos e proibidas suas atividades intelectuais. Alguns livros de sua vasta biografia – de mais de 50 títulos publicados no BRASIL e no exterior – foram recentemente reeditados, como a renomada História da Literatura Brasileira – Seus Fundamentos Econômicos, de 1938, e Panorama do Segundo Império, de 1939. SODRÉ estava passando férias em ITU, interior de SÃO PAULO cidade onde sua mulher, YOLANDA SODRÉ, nasceu. Na segunda-feira, dia 11, por uma complicação intestinal, precisou ser operado na Santa Casa de Misericórdia. Nesta quarta-feira, dia 13, foi transferido para a UTI, onde morreu às 18:10 horas, de broncopneumonia e septicemia (infecção generalizada). O enterro do escritor NELSON WERNECK SODRÉ será amanhã, às 16 horas, no Cemitério Municipal de ITU. 

ACONTECEU EM 13 DE JANEIRO DE 2001 :  -     SÁBADO
Passo o sábado de uma maneira difícil. Parecia que a qualquer momento iria sofrer uma crise de labirintite, tal como aquela de janeiro de 1987. Repetir-se-ia uma situação muito desagradável pela qual passei há quatorze anos. Com muito sono, procuro ficar deitado durante horas do sábado.
Na madrugada, uma tempestade atingiu PRAIA GRANDE e o prefeito ALBERTO MOURÃO decretou estado de calamidade pública.

O MARECHAL LEVY CARDOSO está completando CEM ANOS. É uma dessas pessoas privilegiadas e únicas. Privilegiada porque testemunhou a passagem do século XX inteiro, para dizer “viu 3 séculos”. E única porque entrará para a história brasileira como o ultimo dos marechais. O mais alto posto do Exército, ocupado por personagens emblemáticas – como DEODORO DA FONSECA, proclamador da República. Esse posto foi extinto em 1967.

O bicampeão olímpico ADHEMAR FERREIRA DA SILVA, que morreu no dia 12 de janeiro de 2001, aos 73 anos, foi enterrado com honras de herói nacional, no cemitério CHORA MENINO. Aos 73 anos, ele morreu ontem e finalmente teve o reconhecimento que merecia por ter sido recordista mundial do salto triplo e único atleta do país a ganhar duas medalhas de ouro na história das Olimpíadas. O cortejo saiu da Assembléia Legislativa e foi acompanhado por atletas que correram com a bandeira do Brasil em punho.

O proprietário de uma das maiores fábricas de bolachas do país, a MABEL, UDÉLIO SCODRO, de 73 anos, e o filho CLÁUDIO morreram com outros executivos da empresa na queda de um avião bimotor, no triângulo mineiro. O avião retornava de GOIÁS para RIBEIRÃO PRETO, onde fica a sede da indústria, após o grupo ter participado de uma conferência na unidade de GOIÂNIA.

CONTRARIANDO ordem dos médicos e usando uma cadeira de rodas, o governador MÁRIO COVAS compareceu à inauguração de uma obra em CAMPOS DO JORDÃO. Com o vice-governador GERALDO ALCKMIN, COVAS inaugurou a primeira etapa da obra que fará a interligação das rodovias DUTRA, CARVALHO PINTO e TAMOIOS.

Pelo menos 340 pessoas morreram, 1.077 ficaram feridas e 11 mil desabrigadas em EL SALVADOR, vítimas do terremoto acontecido em 12 de janeiro de 2001, de 7,6 graus na escala RICHTER. O abalo foi sentido também em HONDURAS, NICARAGUA, GUATEMALA e sul do MÉXICO. É quase impossível que haja sobreviventes entre os desaparecidos em SANTA TECLA, por causa da quantidade de terra que caiu sob as casas. O presidente salvadorenho, FRANCISCO FLORES, decretou estado de EMERGÊNCIA. EQUADOR, COLÔMBIA e VENEZUELA enviaram equipes de socorros. A ESPANHA mandou um avião militar em 75 socorristas, 24 cães e equipamentos médicos. A ALEMANHA ajudará com peritos e a HOLANDA contribuirá com 275 mil dólares. A ajuda suiça será de cem mil dólares em água e medicamentos e o governo dos EUA enviou 14 especialistas e cinqüenta mil dólares.

BEATRICE S. BURSTEIN, a primeira mulher a trabalhar na Corte Suprema de Justiça dos ESTADOS UNIDOS, morreu aos 85 anos,  em sua casa, em LONG ISLAND, em  NOVA YORK.

2 002 : -       DOMINGO
Foi uma conquista diferente para o brasileiro ACELINO POPÓ DE FREITAS. Habituado aos nocautes, rotina em sua carreira invicta no boxe – agora somando 31 lutas -, o baiano teve de se contentar com uma vitória por pontos, unânime, é bom lembrar, diante do cubano JOEL CASAMAYOR, na madrugada deste domingo, quando manteve o cinturão da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE BOXE e conquistou o sonhado título da ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE BOXE, segunda entidade em importância do boxe internacional.

Um domingo de muita chuva. O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até POÁ, única maneira de poder ir visitar minha mãe, porque não daria para fazer a viagem de ônibus e trem por causa do mau tempo. Ele nem chega a descer do carro em POÁ tal a chuva que caia naquele momento. Minha mãe até queria que eu retornasse com ele, achando mesmo que eu não deveria ter feito a viagem.
Visitam dona ALICE: RENATO, LEANDRO, ADALVO, MARIZETE e FELIPE. Apesar da chuva que cai, podemos passar algumas horas tranqüilas em companhia de minha mãe. Ela, apesar dos 93 anos, tem disposição para fazer os bolinhos de carne que eu gosto. O almoço não sai cedo, mas também isso não é coisa necessária.
Minha mãe ainda está azeda com as relações de família. Não gosta de que tia IRENE aproveite o terreno da falecida tia LOURDES para plantar. É uma grande incoerência, porque é vizinha e, como irmã, tem mais direito do que qualquer outra pessoa para usar o pedaço de terra que faz divisa com sua moradia.
ÀS 16 horas, o cabo RENATO VENTURA transporta-me, de carro, até a estação de POÁ. Continua chovendo muito e a viagem de retorno para Guarulhos é realizada desse jeito.

A FARMÁCIA MERLOTTI muda de endereço, no dia 13 de janeiro de 2002. Sai do prédio velho, onde era vizinha de uma antiga padaria desativada, quase na esquina da Brigadeiro FARIA LIMA com a Rua LUIZ SARRACENI, para um prédio bem mais novo, situado na frente de onde estava, ou seja, do lado esquerdo da Avenida Brigadeiro FARIA LIMA.
Não me sinto bem nesta noite. Tomo um chá de boldo e, às 21h30 deito e me “apago”, coisa de se estranhar, porque costumo escrever até tarde.

A chuva intermitente que atingiu SÃO PAULO por 72 horas fez com que o CENTRO DE GERENCIAMENTO DE EMERGÊNCIA decretasse estado de atenção na cidade por quase três horas, hoje. Foram registrados 19 pontos de alagamento, 11 deles intransitáveis. O estado de atenção foi anunciado às 11 horas e mantido até às 13h43 em todas as regiões da cidade, com exceção da MARGINAL TIETÊ que, por causa do aumento do  nível, permaneceu sob alerta todo o dia.

TRÊS RAPAZES foram assassinados com mais de dez tiros na noite de ontem, no JARDIM CAMARGO VELHO, zona leste. Foi a primeira chacina do ano. Em 2001, o número de chacinas diminuiu em comparação com 2000. No ano passado, a polícia registrou 78 chacinas com 274 mortos. Em 2000, ocorreram 90 chacinas e 312 mortos.

POLÍCIA ESTOURA CATIVEIRO E LIBERTA APÓS 16 DIAS ESTUDANTE REFÉM:- A estudante FABIANA MANTELLATO foi libertada hoje num cativeiro em HORTOLÂNDIA. Houve uma denúncia anônima e a polícia prendeu o seqüestrador ZACHEU PEREIRA DA SILVA, de 23 anos. A estudante de 23 anos, que estava seqüestrada desde o dia 28 de dezembro de 2001, é moradora de PIRACICABA e ficou presa numa casa localizada à Rua JOSÉ ATHANASO BUENO, 205, bairro REMANSO CAMPINEIRO, em HORTOLÂNDIA. ZAQUEU foi preso com uma pistola 9mm carregada, farta munição, uma granada e uma máscara de Frankenstein.

RÚSSIA DEFENDERÁ VAGA NA ONU PARA O BRASIL :  -
É a primeira vez que uma potência com direito a veto apóia tese de País integrar Conselho de Segurança. O anúncio foi feito hoje pelo presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, em entrevista coletiva no KREMLIN, depois de desembarcar em MOSCOU, para visita de três dias.

Vigiados por tropas e cães, outros 30 prisioneiros da rede terrorista AL-QAEDA e do TALEBAN partiram hoje do AFEGANISTÃO para o centro de detenção americano em GUANTÁNAMO, CUBA, enquanto bombardeiros dos EUA prosseguiam suas incursões no leste do AFEGANISTÃO. 

MORREU o “braço direito” de JIMMY CARTER, CYRUS VANCE, secretário do ex-presidente dos EUA em 1976-1980. Aos 84 anos, em NOVA YORK, vítima do MAL DE ALZHEIMER. VANCE ficou conhecido pela tentativa frustrada de salvar os reféns americanos no IRÃ, em 1980, e teve papel chave nas relações com a CHINA e no acordo de devolução no CANAL DO PANAMÁ.

O PALÁCIO DE SAINT JAMES confirmou que o príncipe HARRY, o caçula de CHARLES, fumou maconha e bebeu em excesso no ano passado. Por causa dessa revelação, CHARLES levou HARRY, de 17 anos, para conhecer uma clínica para dependentes de drogas na INGLATERRA.

O homem que inspirou o romance “O VELHO E O MAR”, do escritor americano ERNEST HEMINGWAY,  morreu aos 104 anos. GREGÓRIO FUENTES foi o capitão do barco de HEMINGWAY nos anos em que o escritor viveu em CUBA. Recentemente, tinha se transformado em uma espécie de atração turística de COJIMAR. Apesar de lúcido, ele sofria de doenças associadas à idade avançada.

Desta vez o campeão do RALI PARIS-DACAR foi japonês: por 22 minutos e um segundo, HIROSHI MASUOKA deixou a alemã JUTTA KLEINSCHMIDT, campeã em 2001, para trás. JUTTA chegou, por sua vez, na frente de outro japonês, KENJIRO SCHINOZUKA. Nas motos, o italiano FABRIZIO MEONI, o último campeão, ficou com o título pela segunda vez. O sul-africano ALFIE COX chegou em segundo. O terceiro colocado foi RICHARD SAINCT, que também já ganhou o DACAR duas vezes consecutivas. LUIZ MINGIONE, de 43 anos, estreante no DACAR, foi campeão na categoria SUPER PRODUCTION para motos até 250 cc com uma HONDA TORNADO RALLY. KLÉVER KOLBERG com o navegador francês PASCAL LARROQUE foram vice-campeões na SUPER PRODUCTION para carros a diesel, pilotando uma Mitsubishi Pajero Full para o oitavo na classificação geral.

2 003  :  -   3H   82   /2 224  204 20113.      SEGUNDA-FEIRA
Sr. GERALDO FARIA MARCONDES telefona-me por volta das 9 horas para dizer que o GENERAL BUENO irá mandar para a Sociedade, ainda hoje, um dossiê colocando um ponto final na questão do IPH, que perdeu o prazo dado pelo MINISTÉRIO DA CULTURA para captar recursos de terceiros para fazer a propalada reforma do Monumento–Mausoléu com super faturamento (cerca de quatro milhões e trezentos mil reais). Quer elaborar um documento para conhecimento de todos os conselheiros, Polícia Militar, Forças Armadas , etc. Combina comigo uma reunião para a tarde, no MMDC.
Em casa, chega o IAGO. A LUCINDA, MARLENE, JOÃO, deverão cuidar da criança enquanto a KÁTYA EL MOUALLEN trabalha.
Com 24 graus de temperatura e chuvisqueiros esparsos, vou para São Paulo por volta das 10:30 horas. Passo pela alfaiataria do CLÓVIS, na Praça JOÃO MENDES. Mandei fazer um terno em dezembro e a prova será realizada amanhã. Logo em seguida, estou no MMDS, onde OREZ está reunido com AMÉRICO, CRISTIANO, RONALDO, GESOFATO e NIASO. Como cheguei tarde, não participo dos aprontos para as palestras da semana, que estão para acontecer. Na Sociedade, encontro o Sr. MARCONDES conversando com parentes de ARAKEN PATUSCA, famoso jogador de futebol, falecido há anos, que participou da revolução de 32. A viúva vem tratar do processo para a imortalização do ex–combatente, que deverá acontecer no próximo 9 de julho. ARAKEN PATUSCA nasceu em SANTOS, a 7 de julho de 1905. Seu pai foi fundador e primeiro presidente do E.C. AMERICANO e do SANTOS F.C, SIZINO PATUSCA. Seu irmão ARY e seu primo ARNALDO marcaram seus nomes indelevelmente no futebol brasileiro. Aos 14 anos, ARAKEN, em 1920, integrou acidental e providencialmente, a equipe do SANTOS, marcando 3 dos 4 gols com que seu time empatou com o PAULISTA, de JUNDIAÍ. Em 1925, excursionou à EUROPA com a equipe do PAULISTANO (com FIEDENREICH), ocasião em que a Imprensa francesa intitulou-os “LES ROIS DU FOOTBOL”, cabendo a ARAKEN o cognome de “LE DANGER” (O PERIGO). Entre 1924 e 1930 foi campeão Acadêmico PAULISTA e BRASILEIRO de futebol e ainda Campeão de Atletismo e recordista dos 110m com barreiras. O nome ARAKEN foi dado a cigarro, “caninha” e até a um “maxixe”. Foi recordista de gols, marcando duas vezes 7 gols em uma só partida. No campeonato de 1927, marcou 37 tentos em 16 partidas! Por ocasião da REVOLUÇÃO DE 1932, foi OFICIAL DAS FORÇAS CONSTITUCIOALISTAS. Foi cantor profissional, jornalista, comentarista esportivo, ator teatral e cinematográfico e escritor. Foi merecedor de inúmeras condecorações, tendo sido vereador  à  Câmara  Municipal  de  São  Paulo,  em  1947. ARAKEN PATUSCA faleceu em 24 de janeiro de 1990.
Em seguida, o presidente conversa comigo sobre a papelada que deverá ser remetida para o Exército, Marinha e Aeronáutica; Polícia Militar e para os conselheiros. Trata-se da documentação sobre a reforma do Monumento–Mausoléu. Acontece que isso ficará para amanhã, conforme telefonema do GENERAL BUENO, por volta das 15 horas. O VASCO iniciou uma semana de férias e isso vem atrapalhar nossos trabalhos.  

Um aposentado morreu, uma criança de sete anos levou um tiro na cabeça e um vigia foi salvo pelo colete à prova de balas durante um assalto à agência do BRADESCO, na VILA FORMOSA, zona leste de São Paulo, no início da tarde. Pelo menos 13 ladrões, dois deles disfarçados de garis, trocaram tiros com os vigias de um carro forte da BRINKS e levaram um malote com cerca de sessenta mil reais em dinheiro. A agência estava lotada na hora do crime. O menino VITOR DE SOUZA OLIVEIRA foi baleado na porta da agência do BRADESCO, quando esperava pelo pai, o vendedor ZOFIO LEMOS DE OLIVEIRA, de 33 anos, que foi resolver um problema com sua conta bancária.

AILTON BATATA, 47 anos, único sobrevivente da guerra entre traficantes que arrasou o bairro de CIDADE DE DEUS, no RIO, nas décadas de 70 e 80, anunciou que vai mover uma ação contra os diretores do filme CIDADE DE DEUS, FERNANDO MEIRELLES e KÁTIA LUND e PAULO LINS, autor do livro que inspirou o longa. BATATA teve o codinome , SANDRO CENOURA, utilizado por LINS e mantido na versão para as telas. Ele diz que não foi consultado.

O jogador ROMÁRIO renovou contrato com o FLUMINENSE por mais um ano e garantiu que encerrará sua carreira no clube.

MORREU  a jornalista MARISA RAJA GABAGLIA, aos 61 anos, em São Paulo. Com leucemia, estava internada desde o Natal no Hospital Beneficência Portuguesa. MARISA, que foi colunista do DIÁRIO POPULAR, trabalhou como repórter da TV GLOBO e atuou na novela “PIGMALIÃO 70”. Autora de livros namorou o cirurgião plástico HOSMANY RAMOS, condenado por assassinato, seqüestro e tráfico de drogas.

O senador LAURO CAMPOS (PDT-DF), de 74 anos, morreu às 14:30 horas, no Instituto do Coração – INCOR – onde estava internado desde o dia 10 de dezembro. Foi vítima de complicações cardíacas. O velório será no Salão Negro do Congresso Nacional. LAURO CAMPOS era diabético e sofreu um infarto, em casa, no final de outubro de 2002. Ele foi um dos fundadores do PT de BRASÍLIA.

A disputa pela posse de terras criou um clima de tensão no município de JUTI, a 280 km ao sul de CAMPO GRANDE, no MATO GROSSO DO SUL. Cerca de 80 índios guarani – caiuá, que haviam invadido a fazenda BRASÍLIA DO SUL, no último sábado, dia 11, denunciam que foram espancados em represália por funcionários da fazenda. O cacique e líder  da invasão, MARCOS VERON, de 73 anos, foi encontrado ferido às margens de uma estrada. VERON foi levado para a UTI, mas acabou morrendo.

Cinco quadros de pintores famosos foram roubados hoje da “ A GALERIA”, localizada nos JARDINS, bairro nobre da capital paulistana. Essas obras são de CARYBÉ (quatro delas) e uma de ALDO BONADEI. O prejuízo foi avaliado em cerca de cento e vinte mil reais, segundo VALDEMAR SZANIECKI, proprietário da galeria roubada e marchand. SZANIECKI estava viajando quando a galeria foi assaltada. Três das obras faziam parte de sua coleção pessoal. Entre os quadros levados pelos ladrões estão “MENINO COM CHAPÉU E A PAISAGEM”, de BONADEI, e os seguintes quadros de CARYBÉ, o pintor argentino naturalizado brasileiro: “O NAVIO”, “A GALINHA LEGORNE” e dois “ORIXÁ”. A Galeria fica na Rua BELA CINTRA.   

As gêmeas siamesas guatemaltecas unidas pelo crânio receberam alta dos médicos do Hospital da Universidade da CALIFÓRNIA, em LOS ANGELES, e iniciaram a viagem de volta para casa, cinco meses depois de serem separadas numa cirurgia que durou 23 horas. As irmãs de 17 meses, MARIA TERESA e MARIA DE JESÚS QUIEJ ALVAREZ, foram separadas no dia 6 de agosto de 2002. Apesar de algumas complicações, a recuperação foi considerada excelente pelos médicos.

Foi preso o guitarrista inglês PETE TOWNSHEND, do grupo THE WHO, 57 anos, sob suspeita de pedofilia, por possuir imagens de conteúdo erótico com crianças. Depois de pagar fiança, foi liberado.

A RAINHA ELIZABETH II, da INGLATERRA, foi operada para a retirada do menisco do joelho direito, depois de sofrer uma distensão em ligamento.

AUTORIZADA pelo governo argentino a fusão entre as empresas AMBEV, de origem brasileira, e QUINSA, argentina, ambas produtoras de cerveja. A QUINSA, que fabrica a marca QUILMES, líder na ARGENTINA, terá de se desfazer de outras três marcas para a concretização do negócio. Com a fusão, as empresas dominarão mais de 70% do mercado de cervejas no País.

CONFIRMADO por meio de testes de carbono feitos pelo Instituto Geológico de ISRAEL, que é do século IX a. C. um ARTEFATO DE PEDRA com inscrições em fenício encontrado durante uma reforma no MONTE DO TEMPLO, em JERUSALÉM. As inscrições, na primeira pessoa, ordenam reformas no TEMPLO DE SALOMÃO e podem ser prova arqueológica da existência dessa construção, cuja história faz parte da tradição judaico–cristã. Em ISRAEL.

ASSISTO na GLOBO – PÂNICO 2 – de 1998, direção de WES CRAVEN, com NEVE CAMPBELL, DAVID ARQUETTE, COURTENEY COX, SARAH MICHELLE GELLAR e JAMIE KENNEDY. Dois anos depois do trágico massacre em WOODSBORO, quando um misterioso assassino mascarado matou brutalmente um grupo de jovens estudantes, SIDNEY, uma das sobreviventes, está morando no campus da universidade. Ela tenta superar seu passado, mas os seus problemas recomeçam quando um casal de namorados é morto. Ansiosamente esperada pela garotada, que transformou o original em cult, essa seqüência repete a fórmula do anterior, misturando uma edição acuradíssima com o máximo de terror, que se alterna entre as cenas. Um de seus triunfos é misturar suspense com humor, ou seja, assusta e alivia em doses controladas.

2 004   :   -      TERÇA-FEIRA
No MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, também em comemoração dos 450 anos de SÃO PAULO, mostra de filmes que têm a cidade como cenário: O REI DA NOITE, LIÇÃO DE AMOR, O HOMEM QUE VIROU SUCO, A HORA DA ESTRELA, CIDADE OCULTA, ANJOS DO ARRABALDE, ETERNAMENTE PAGU, A DAMA DO CINE SHANGAI, SÁBADO, QUEM MATOU PIXOTE ?, ATÉ QUE A VIDA NOS SEPARE e CRONICAMENTE INVIÁVEL (serão exibidos de segunda a sexta, até 31 de janeiro, em sessões às 10 h, 12 h e 15 h; aos sábados, às 10:30 h e 12:30 h.

Passo nesta manhã pela Associação dos Oficiais da Reserva da PMESP, onde converso com o CAPITÃO CAMILLI. Ele será o Mestre de Cerimônias em 25 de janeiro, quando acontecerá a posse dos eleitos em 11 de dezembro de 2003. Como presidi a ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL, cabe ao presidente dar posse aos mesmos. A solenidade terá início às 10 horas. Na Diretoria Jurídica, converso com o TENENTE-CORONEL Ref. MOACYR e TENENTE Ref. VÍTOR MENDES. Eles me contam que o novo ESTATUTO será registrado em 16 de janeiro, antes da posse dos eleitos para dirigir a AORRPM a partir do dia 25. Depois troco algumas idéias com o presidente da Diretoria Executiva, Cel Ref. EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO. Os oficiais do MMDS conversam comigo para acerto de contas da tesouraria, ainda com algumas pendências do ano passado.
Recebo, por volta das 14:30 horas, no MMDC, a visita do Cel. R/R ARY CANAVÓ. Veio ele pagar suas contas e aproveitou para conversar acerca da reportagem do jornal FOLHA DE SÃO PAULO, do último domingo. Como inimigo do GENERAL BUENO, questiona a figura do mesmo na coordenadoria geral da reforma do Monumento-Mausoléu. Quer ele também dados sobre a participação dos médicos na Revolução de 1932. Nem bem sai o CANAVÓ e chega o advogado CARRARO. Ele permanece até mais de 16 horas. Saio do MMDC nesse horário e o CARRARO ainda fica. Enquanto isso, dona CÉLIA vai colocando no computador a minuta da ATA da reunião extraordinária de ontem. Não recebo telefonemas do Sr. MARCONDES. Dona CÉLIA, contente, mostra o álbum da formatura de seu filho DAVID na USP, na matéria de ELÉTRICA.
Quando chego em casa, tenho uma surpresa. LUCINDA está conversando com a MARLENE e com JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA acerca da reforma da cozinha. Antes, passei no BANESPA para ver um empréstimo de vinte mil reais para pagamento de todas as dívidas e a compra de material para essa reforma. A surpresa fica por conta da LUCINDA não querer entregar o serviço para JCS e agora concordar com isso.

A GLOBO deu a largada para a quarta edição do “BIG BROTHER BRASIL” hoje. A novidade do primeiro dia ficou por conta do sorteio dos dois últimos participantes, feito logo no início do programa. No entanto, o suspense foi mantido até o fim. GESSILDA DA SILVA DOS SANTOS, 20 anos, de MANGARATIBA (RJ) e TIAGO LIRA DOS SANTOS, 21 anos, de NITERÓI (RJ) são os vencedores da promoção “Quero ser um Big Brother”, que até 5 de janeiro já somava mais de 1,5 milhão de revistas vendidas com o cupom que dava direito a participar do sorteio. Eles devem entrar na casa na quinta-feira, dia 15. Também houve o sorteio dos 14 padrinhos dos participantes da gincana. Quem apadrinhar o vencedor ganhará um carro zero. A frentista de SÃO PAULO, SOLANGE, deu o seu primeiro derrapão logo que entrou na casa. Ao trocar de roupa, ela acabou exibindo os seios. A atração deu início as duas primeiras provas do “BIG BROTHER”, a da comida e a do líder. Na terça, dia 20, tem paredão. Já o domingo se tornou o dia “D” com as indicações do líder, dos participantes e do protegido do anjo.

Começa a segunda semana da minissérie UM SÓ CORAÇÃO. A reprodução da SEMANA DE ARTE MODERNA não foi exatamente igual à da época porque não há fotos de como a exposição foi montada. Todas as obras foram representadas. O encontro em que OSWALD DE ANDRADE diz a MONTEIRO LOBATO que ele poderia liderar a SEMANA nunca aconteceu. A cena foi inspirada em uma carta que ANDRADE escreveu a LOBATO em 1 943. SANTOS DUMONT foi apaixonado por YOLANDA PENTEADO e chegou a pedi-la em casamento, mas ela não aceitou. De qualquer forma, os dois eram grandes amigos. A obsessão de ASSIS CHATEAUBRIAN pela moça não é exagero da minissérie. Os dois eram muito amigos, mas ele passou a vida cortejando YOLANDA. Alguns personagens fictícios da trama: MARTIM (ERIK MARMO), FERNÃO (HERSON CAPRI), ELISA (FERNANDA PAES LEME), SOLEDAD (DANIELA ESCOBAR), o núcleo do coronel TOTONHO (TARCÍSIO MEIRA), a família de ANA SCHMIDT (MARIA FERNANDA CÂNDIDO), além dos núcleos dos libaneses, portugueses, judeus, japoneses e nordestinos. ERNESTO é um personagem fictício, mas seu perfil foi montado com base nas pesquisas a respeito dos anarquistas daquela época e suas ideologias. Inclusive o jornal que ele faz e distribui, chamado “A PLEBE”, existiu. 

GUSTAVO KUERTEN começou a temporada 2004 com vitória. E uma vitória difícil contra o espanhol ALEX CORREJTA por 2 sets a 1 na primeira rodada do ATP DE AUCKLAND. Campeão do torneio em 2003, GUGA conquistou a sétima vitória diante do espanhol em nove jogos entre os dois.

O BAIXINHO ROMÁRIO e o ANIMAL EDMUNDO estão juntos novamente, desta vez nas LARANJEIRAS. Os dois já jogaram juntos pelo FLAMENGO e pelo VASCO, no entanto, não arrancaram suspiros, como quando atuaram separados pelos seus clubes. O máximo que a dupla conseguiu foi o vice-campeonato mundial de clubes, em 2000, pelo VASCO, quando perdeu a decisão para o CORINTHIANS. No FLUMINENSE, que “brigou” pelo retorno da dupla foi o BAIXINHO ROMÁRIO. O veterano atacante viabilizou um parceiro para o clube e impôs o nome de EDMUNDO. Assim como o de RAMON, seu ex-companheiro de VASCO, que assinou contrato hoje, junto com o ANIMAL.
  
O vendedor autônomo HÉLIO MARCOS DA ROCHA SANTOS, de 35 anos, chorou, hoje, durante a reconstituição do assassinato de sua mulher, a costureira NIUZA MARIA NUNES DE OLIVEIRA, de 38 anos. Ela foi esquartejada pelo marido em 21 de dezembro de 2 003, no apartamento do casal, na Avenida SÃO JOÃO, 1.333. Segundo o delegado LUIZ CARLOS SANTANA, do 3º DP, responsável pelas investigações do caso, SANTOS colaborou com a polícia e se emocionou ao mostrar como matou a mulher. Ele contou que estava com ciúmes e usou um grifo para golpear a cabeça e duas facas para esquartejar o corpo dela no quarto do casal.

O empresário francês JEAN LUC SIMON MARIE JOUT, de 55 anos, foi mantido refém por trinta minutos hoje pela manhã, em sua mansão, na rua ARGENTINA, 593, no JARDIM EUROPA, zona sul de SÃO PAULO, por quatro assaltantes. Além do empresário, foram rendidos um segurança e um personal training. Ninguém ficou ferido. A polícia foi acionada, mas os assaltantes conseguiram fugir. A Polícia Civil informou que foram levados 4.000 euros, 300 pesos argentinos, duzentos reais, um relógio, um celular e documentos do empresário.

Uma quadrilha foi presa acusada de assaltar mais de 30 vezes, em menos de vinte dias, uma linha de ônibus da zona leste. Em cada ação, os bandidos levavam de duzentos e trezentos reais dos cobradores  da linha 3070 (JARDIM LIMOEIRO-TERMINAL SÃO MATEUS). Depois, ligavam pedindo uma “gratificação” mensal: um salário mínimo, cesta básica e “permissão” para um assalto diário. O bando queria dinheiro para pagar os advogados de outros três assaltantes. Os crimes aconteciam no ponto final, no JARDIM LIMOEIRO, em CIDADE TIRADENTES. A quadrilha chegou a agir quatro vezes num dia. Teriam sido mais de cem assaltos desde outubro. Só neste mês, o prejuízo foi de seis mil reais. Três dos quatro assaltantes foram presos hoje horas depois de a prefeita MARTA SUPLICY criticar a falta de segurança no transporte coletivo. O secretário da Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, negou que a prisão tenha relação com as queixas.

As ações da PARMALAT do BRASIL deixaram de ser negociadas na Bolsa de Valores de SÃO PAULO devido a um pedido de falência apresentado à Justiça na segunda-feira, dia 12, por credor de empresa. A falência foi requerida pela ORLÂNDIA S.A. COMÉRCIO E INDÚSTRIA, fornecedora de gordura hidrogenada com sede em ORLÂNDIA, no interior paulista. Depois de notificada pela Justiça, a PARMALAT terá 48 horas para quitar a dívida. Do contrário, o pedido de falência retorna ao juiz.

PRESO o traficante CARLOS EDUARDO RAMALHO, de 24 anos, por participar do assalto ao metrô que causou a morte da estudante GABRIELA RIBEIRO, de 14 anos. Condenado a 64 anos de prisão, RAMALHO fez a própria família refém antes de se entregar.

Ao falar na abertura da CÚPULA EXTRAORDINÁRIA DAS AMÉRICAS, no MÉXICO, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA atacou hoje o modelo econômico dos países em desenvolvimento nos últimos vinte anos, dizendo que ele contrapôs estabilidade à justiça social. Grande parte de sua fala foi para realizações de seu governo, como o FOME ZERO. No fim do dia, aparentando desânimo, antecipou em quase três horas seu embarque de volta ao BRASIL, sem que sua assessoria desse justificativas.
A DECLARAÇÃO DE MONTERREY, o documento que os líderes reunidos na CÚPULA DAS AMÉRICAS assinaram hoje, reitera o objetivo de concluir negociações para criação da ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS (ALCA), em janeiro de 2005. Foi uma vitória diplomática dos EUA, já que o BRASIL não queria menção à ALCA no texto. Combate à corrupção foi outro ponto de conflito entre o BRASIL e os EUA.

A Corte Constitucional da ITÁLIA revogou hoje a lei aprovada pelo Parlamento, em junho de 2003, que garantia imunidade ao Primeiro-Ministro italiano, SÍLVIO BERLUSCONI. O pedido de revogação foi feito por um tribunal de MILÃO que julgava atos de corrupção do premiê, com a alegação de inconstitucionalidade. Pela lei, a Justiça podia investigar os ocupantes dos cinco cargos mais importantes do País, mas não podia julgá-los. Agora, o julgamento de BERLUSCONI, acusado de subornar juízes na década de 80 no caso de uma fusão empresarial, deve ser retomado.

Um avião caiu hoje à noite na capital do UZBEQUISTÃO, TASHKENT, matando as 37 pessoas a bordo. O aparelho perdeu altitude logo depois da decolagem com destino ao sul do País. Não se sabia com exatidão o modelo do avião, que poderia ser o YAK-40 ou o ANTONOV-24, ambos fabricados pela ex-UNIÃO SOVIÉTICA. O chefe da missão da ONU no AFEGANISTÃO, RICHARD CONROY estava a bordo, disse BILL ORME, porta-voz da ONU.

O médico HAROLD SHIPMAN, considerado o pior assassino em série da História da GRÃ-BRETANHA, foi encontrado enforcado hoje em sua cela, na véspera de completar 58 anos. Acredita-se que SHIPMAN, conhecido como o DOUTOR MORTE, tenha assassinado pelo menos 215 pacientes, com injeções com alta dose de heroína. Funcionários da Penitenciária WAKEFIELD, em WEST YORKSHIRE, encontraram-no pela manhã pendurado numa forca feita com lençóis. Eles ainda tentaram reanimá-lo, mas não conseguiram. SHIPMAN esteve sob vigilância em outras prisões, porque as autoridades temiam que cometesse suicídio. O médico, de barba grisalha e óculos, de HYDE, subúrbio de MANCHESTER, fora condenado quatro anos atrás pela morte de quinze pacientes. Mas uma investigação feita em 2002 descobriu que ele matou 215 pacientes, talvez 260, num período de 23 anos. Em geral, as vítimas eram mulheres idosas ou de meia-idade, que viviam sozinhas. Na casa dos pacientes ou em seu consultório, ele aplicava a injeção com uma dose letal de heroína. Depois convencia os parentes de que a autópsia não era necessária. SHIPMAN, que era casado e tinha quatro filhos, nunca admitiu a culpa. Ele fora condenado a quinze prisões perpétuas, consecutivas, sem direito a condicional.

INDICIADA por prática de envenenamento a francesa MARIE HUMBERT, mãe de VINCENT HUMBERT, que tomou uma superdose de barbitúricos com a ajuda dela, em setembro de 2003. HUMBERT –que lutava para praticar a eutanásia desde que ficou tetraplégico cego e mudo depois de sofrer um acidente de carro- entrou em coma e morreu quando o médico FRÉDÉRIC CHAUSSOY decidiu desligar os equipamentos que sustentavam seu estado. Em BOLOUGNE, FRANÇA.

2 005  :  QUINTA-FEIRA
Melhora as condições climáticas. Já não se precisa usar o guarda-chuva, um acessório do qual não gosto, mas que é indispensável às vezes. Passo pelo BANESPA a fim de ver como andam as minhas contas, sempre sofrendo com os empréstimos provocados pela LUCINDA. Ali, cruzo com o antigo comandante dos bombeiros, o CORONEL PM CARLOS JOSÉ SCHMIDT. Ele é aspirante a oficial de 15 de dezembro de 1959, ano em que entrei para a ESCOLA DE OFICIAIS. O SCHMIDT nasceu em 29 de março de 1935. Lembro que foi promovido a MAJOR em 25 de agosto de 1977 e ao posto de TENENTE-CORONEL em 25 de agosto de 1982. Conversamos durante alguns minutos, naturalmente falando do novo ano e desejando as felicitações de praxe. AMÉRICO está comigo, resolvendo problemas da Entidade a que pertencemos. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC há um certo marasmo, com o presidente aguardando o registro do novo estatuto e muito atrapalhado com a doença de dona JÚLIA. VICTÓRIO sente-se confuso com a segurança que deverá dar amanhã a um shopping center, face problemas surgidos no seu calendário. Além disso, preocupa-se com o seu pai, sofrendo de diabetes. Recentemente foi obrigado a operar uma das vistas. Quase não anda, com as articulações comprometidas e impossibilitado de operar um dos joelhos, por causa da doença. Apesar de tudo, vai conseguindo realizar suas obrigações. FALECEU, na BAHIA, o tio do VICTÓRIO, o Sr OSWALDO, filho de dona MARCELINA DE OLIVEIRA PASSOS (falecida em 20 de janeiro de 2001). O Sr OSWALDO foi vítima de um aneurisma cerebral.

O CORINTHIANS apresenta hoje a “maior estrela da sua história”, o atacante argentino CARLOS TEVEZ. Ele deixou claro que não está impressionado por ser o atleta mais caro em transações entre clubes na AMÉRICA LATINA. E disse que dispensa o agente de segurança que a MSI deseja colocar 24 horas colado nele. “Sei cuidar de mim”. Além do “desembarque” de TEVEZ na “Fazendinha”, com o toque da sirene, o zagueiro argentino SEBASTIÁN DOMÍNGUEZ e o meia CARLOS ALBERTO abrilhantaram o dia alvinegro. 

Além da dor do luto, parentes das oito crianças e uma mulher que morreram em SÃO BERNARDO, por causa do desmoronamento de terra, tiveram de enfrentar a burocracia e não conseguiram liberar os corpos. E para a família que perdeu quatro crianças, a dor foi maior: uma tia sofreu um infarto após reconhecer os corpos e veio a falecer. Hoje, os moradores do JARDIM SILVINA, onde moravam sete vítimas, protestaram contra a prefeitura. Os corpos das quatro crianças foram liberados pelo IML no início da noite. O atraso na liberação ocorreu porque os dois filhos menores de MAURÍCIA não tinham certidão de nascimento. Por conta disso, a prefeitura colocou um advogado à disposição do pai das crianças, GILSON DE SOUZA OLIVEIRA – que estava trabalhando em ANGRA DOS REIS, no momento da tragédia. O enterro e o traslado foram pagos pela prefeitura.

A juíza-corregedora do DIPO (Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária), IVANA DAVID BORIERO, decretou a prisão provisória de 23 funcionários da FEBEM por dez dias – renováveis por mais dez. Sete deles estão foragidos. Eles são acusados de espancar os menores na noite de terça-feira, dia 11, após a PM ter feito uma vistoria na unidade. Cassetetes improvisados com pés de mesas e barras de ferro foram apreendidos na unidade, alguns em salas de acesso restrito. Os menores foram examinados por peritos do IML, que constataram marcas de agressões na cabeça, no rosto e no corpo. O procurador-geral de Justiça de SÃO PAULO, RODRIGO PINHO, designou o promotor ALFONSO PRESTI para acompanhar as investigações sobre tortura. ANTÔNIO GILBERTO DA SILVA, diretor do sindicato de funcionários da FEBEM, nega agressões.  

A aposentada MARIA MAURONI POLIDORO, 88 anos, morreu ontem, após ser atacada pelos dois “pit bulls” de seu vizinho, em ERMELINO MATARAZZO. LUIZ POLIDORO, seu filho, foi preso em flagrante, acusado de atirar a mãe no quintal do vizinho. Aparentemente embriagado, POLIDORO disse que a mãe havia tentado fugir de casa subindo num banquinho, depois em uma casa de cachorro, em seu quintal, e então pulado o muro para o fundo do quintal do vizinho. A versão do pintor não foi acreditada e os PMs lhe deram voz de prisão. MARIA, com 88 anos, não teria condições de pular um muro de 1,90 metros de altura. Além da idade, MARIA tinha um braço quebrado. Os vizinhos da aposentada afirmam que as brigas e a gritaria entre mãe e filho eram freqüentes e que a fratura no braço dela foi causada por uma agressão de POLIDORO.

O presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, após uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, obtém alta, em BRASÍLIA.

O inusitado aconteceu. O time “B” do PALMEIRAS jogou por si e pela equipe principal e garantiu a classificação de ambos para a segunda fase da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Os meninos palmeirenses empataram por 1 a 1. O PALMEIRAS “A” se classificou entre os dez melhores pelo índice técnico. O curioso é que os dois se pegam na próxima fase. O CORINTHIANS carimbou a vaga, em primeiro lugar do GRUPO R, ao bater a FERROVIÁRIA, por 2 a 1.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas participaram hoje da última grande festa popular da BAHIA, antes do Carnaval – a lavagem das escadarias do SENHOR DO BONFIM, a mais tradicional do Estado. O cortejo com os fiéis chegou à igreja por volta das 12 horas, acompanhado por 400 baianas que carregavam jarras com a famosa “água de cheiro”. O governador PAULO SOUTO, o senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES e o prefeito de SALVADOR, JOÃO HENRIQUE CARNEIRO, participaram da festa. Uma das maiores manifestações populares da BAHIA, a lavagem das escadarias da Igreja do BONFIM começou às 8 horas, quando os fiéis começaram a se encontrar na igreja da CONCEIÇÃO DA PRAIA (cidade baixa).  Após uma queima de fogos, os fiéis iniciaram a caminhada de oito quilômetros até o BONFIM, uma tradição de 260 anos. Durante o cortejo, vestidos em sua maioria de branco, os fiéis cantaram, dançaram rezaram e pediram proteção.

Dois belgas, que não tiveram os seus nomes divulgados, faziam parte da equipe do piloto francês RENÉ DELABY, foram atropelados por um caminhão nos arredores de DACAR. Outras sete pessoas estão internadas. Na prova de motos, o brasileiro JEAN AZEVEDO terminou a etapa de hoje em quinto e segue em oitavo no geral. Uma senegalesa, de 5 anos, também morreu. Ela foi atropelada no dia 11, também por um caminhão. Os franceses STÉPHANE PETERHANSEL (carros) e CYRIL DESPRÉS (motos) aumentaram a vantagem após a 13ª etapa entre as cidades marroquinas de BAMAKO e KAYES. PETERHANSEL, campeão do ano passado, venceu essa etapa. Os franceses abriram vantagem sobre a alemã JUTTA KLEINSCHMIDT, que só ficou com a sexta posição do dia.  O brasileiro KLÉVER KOLBERG foi o 11º colocado.  Nas motos, DESPRÉS abriu mais a vantagem sobre o espanhol MARC COMA. O vencedor da etapa foi o australiano ANDY CALDECOTT.  O rali entra amanhã no SENEGAL para a fase final. 

DETECTADO o vírus LASCO A, que surgiu no BRASIL e ataca telefones celulares através da tecnologia blue-tooth. A praga enfraquece a bateria dos celulares da marca NOKIA que rodam o sistema operacional SYMBIAN.
O príncipe HARRY provocou uma onda de protestos ao aparecer vestido de militar nazista em uma festa à fantasia. A foto do caçula do príncipe CHARLES foi a capa  do tablóide THE SUN, com a manchete: “HARRY, o nazista”. Grupos que lutam contra o fascismo, políticos e entidades judaicas condenaram a brincadeira. O Palácio de BUCKINGHAM se apressou em divulgar um pedido de desculpas.

Hoje, no IRAQUE, dois assistentes  do maior clérigo xiita iraquiano, o aiatolá ALI AL SISTANI, foram mortos em diferentes ataques e um carro-bomba explodiu diante de uma mesquita xiita, matando três pessoas. A divisão étnica do país se agrava à medida que se aproximam as eleições do dia 30 de janeiro. O xeque MAHMOUD AL MADAEN representante do clérigo na cidade de SALMAN PAK, a 20 km de BAGDÁ, foi morto a tiros ontem à noite, quando voltava de uma mesquita. O seu filho e mais quatro guarda-costas também foram mortos. O clérigo HALIM AL MOHAQEQ, que trabalhava para AL SISTANI, foi encontrado morto hoje.
 
No nono capítulo da terceira série de “24 HORAS”, os irmãos SALAZAR, com JACK BAUER infiltrado na quadrilha, vão se encontrar com o agente intermediário da venda do vírus letal, AMADOR. Mas os negócios não se realizam porque surge uma mulher, também interessada em adquirir o vírus. Trata-se de NINA, ex-agente da UCP, que foi uma das espiãs que causou a morte da mulher de JACK BAUER. Fazendo uma oferta maior, deixa os SALAZAR em segundo plano. Isso vai comprometer seriamente o plano de BAUER e o coloca em risco de vida. O agente CHASE é duramente castigado pelos capangas de SALAZAR. A única esperança é a ajuda da amante de HÉCTOR SALAZAR, que teve um caso com JACK BAUER e está propensa a auxiliar CHASE, a pedido de BAUER. O agente BAUER tem a infelicidade de quebrar o aparelho que o mantinha ligado à UCP e TONY ALMEIDA, sua esposa MICHELE e sua filha KIM estão desesperados em saber sua localização no MÉXICO e ajudá-lo no desenvolvimento do plano para adquirir o vírus letal. O presidente DAVID PALMER é chamado por ALLAN, uma pessoa influente que pesa muito na campanha para sua reeleição. ALLAN exige que ele dispense o irmão de seus trabalhos de assessoria na presidência, como vingança por ter tido um caso com sua mulher, JÚLIA. Isso complica muito o relacionamento do presidente com seu irmão. Na UCP, TONY ALMEIDA claudica por causa de sua recente operação e MICHELE pede o seu afastamento, a fim de retornar ao hospital. TONY não quer deixar a UCP, principalmente por causa das dificuldades relacionadas às transações de BAUER com os SALAZAR, correndo risco de vida, bem como o agente CHASE, ainda prisioneiro da quadrilha.

2 006  :  -    SEXTA-FEIRA
Mais um dia de calor insuportável. O pior é que tenho de ir de terno para a cidade de SÃO PAULO por causa de uma entrevista que acontecerá à tarde na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, dentro de um curta metragem que está sendo preparado pela AVXPRO-FILMES.
Vou almoçar na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PM, na TABATINGUERA, a convite do CRISTIANO. Junto conosco está também OREZ, curtindo uma violenta gripe. RAFAEL vai tomar nota das nossas conversas. Durante o almoço comentamos o emprego do AMÉRICO e RONALDO na OPERAÇÃO “2006”. Paralelamente ao plano que está sendo executado vem uma luta surda entre os bandidos do PCC e a Polícia de SÃO PAULO, com baixas dos dois lados. O Governador ALCKMIN e o Secretário da Segurança Pública estão apoiando a polícia.
Quando chegamos ao MMDC, o presidente está conversando com CARLOS FRANCHIONI, de SÃO BERNARDO DO CAMPO. Quer ele nos ajudar junto à Assembléia Legislativa, desde que existe um vinculo muito grande no passado entre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e a Assembléia. Ele também fala sobre o site do Memorial de 32, localizado no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO.
ROMAGNOLI telefona-me e fala sobre a documentação que está sendo juntada a respeito do imóvel que pretendo comprar na Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO.
Uma equipe dos bombeiros retorna hoje ao MMDC para dar continuidade ao trabalho do conserto dos canos d´água que estão em péssimo estado de conservação.
JORGE, CÁSSIO e MARCO, da AVXPRO-FILMES demoram para chegar. As entrevistas comigo e com o presidente passam das 17 horas. Primeiramente é feita a tomada da minha fala, abordando a existência do MMDC. Deixo a Sociedade, por ser já tarde. O GINO permanecerá durante algum tempo com os três, dando o seu depoimento.
A viagem de retorno é sofrível por causa do calor. O trânsito é moroso, principalmente na Rua JOÃO GONÇALVES, onde caminhões da prefeitura estão recolhendo galhos de árvores podadas.

Já tarde da noite, recebo um telefonema do CÁSSIO MARTIN, da empresa que está tratando do curta metragem sobre a revolução de 32. Disse que um amigo seu lhe mandou um e-mail sobre CARVALHOSA, criticando muito o restauro do Monumento-Mausoléu. Realmente, abrindo a caixa de e-mails, vou encontrar um monte de bobagens ditas por esse salafrário. Passo essas novidades para o presidente GINO e para o escritório do CARNIDE, também por e-mail.

No segundo dia da casa do BBB6, o fiscal de atendimento AGUSTINHO FERNANDES MENDONÇA já ganhou um fã-clube considerável no ORKUT, a rede relacionamentos da internet. Na mais curiosa comunidade criada para ele, chamada “AGUSTINHO o primeiro ursinho da BBB”, ele já desponta como ídolo da comunidade gay. Já uma tiete do sexo feminino se disse entusiasmada com o primeiro banho do rapaz. Vale lembrar que o BBB de NITERÓI é casado. Com o status de líder conquistado em seu primeiro dia na Casa, caberá a AGUSTINHO indicar no domingo um dos dois nomes que disputará o paredão da próxima terça-feira, dia 17. O segundo nome sairá da votação feita entre os outros 13 participantes do reality show. O destino de um desses “brothers” está nas mãos da psicóloga paraense THAÍS MACEDO. Por ter vencido uma prova pela manhã, que lhe dá direito a imunizar um de seus colegas de confinamento, embora não a livre da linha de fogo dos votantes. AGUSTINHO está fora desta escolha, pois já tem a imunidade garantida pela liderança. 

Nesta noite, no aguardo de “24 HORAS”, assisto um capítulo da novela JK. Os episódios sobre a revolução constitucionalista de 1932 são deturpados pela GLOBO. Não houve a invasão de MINAS por tropas de SÃO PAULO. Não houve mortes de mulheres dentro do túnel da MANTIQUEIRA. Há muita ficção na história de J.K. Isso é mal para a História do BRASIL. Devia ser proibida a deturpação de fatos históricos, que somente serve para confundir a realidade dos acontecimentos.

No capítulo desta noite de “24 HORAS”, ARAZ está cercado num hospital onde foi atrás de seu filho BERUZ. Ali, matou o seu cunhado, irmão de REGINA ARAZ. No momento em que JACK BAUER ataca NADER ARAZ, BERUZ atira no pai. REGINA dá o endereço de um prédio onde os terroristas se reuniam para planejar seus ataques.
O processo de explosão das usinas nucleares, pelo artefato DESTRUIDOR, nas mãos dos terroristas, está sendo retardado ao máximo pela UCT. Ali, o funcionário EDGAR tem problemas para trabalhar face o problema de sua mãe, paraplégica, moradora da zona afetada pela radiação da usina nuclear da ilha de SAN GABRIEL.
CURTIS, outro funcionário da UCT interroga a espiã MARYANE TAYLOR e apresenta a ela o cadáver de seu interlocutor POWELL, conseguindo com que ela passe a colaborar no sentido de descobrir dados que estão no computador do terrorista.
A diretora da UCT, DRISCOLL, procura a colaboração de SARA, presa injustiçada, inclusive sendo submetida a choques, que agora quer que sua ficha não conste nada do que aconteceu. SARA exige, inclusive, uma promoção como forma de ressarcimento pelo mal que lhe foi causado. SARA e EDGAR passam a trabalhar juntos no sentido de auxiliar JACK BAUER. Este, em companhia de TONY ALMEIDA, vai para a casa abandonada onde os terroristas se reuniam. Ali, no subsolo, descobre fotos que levam ao proprietário do prédio. Ele é o ex-marido de AUDREY, PAUL RAINES.
JACK BAUER transmite a AUDREY o que foi achado e, esta, entra em contato com PAUL a fim de marcar um encontro com ele. Com isso vai permitir que BAUER chegue até o suspeito.
O Secretário da Defesa, JAMES HALLER, também fica sabendo que PAUL RAINES é suspeito de colaborar com os terroristas no episódio de seu seqüestro. Ele conversa com a diretora da UCT sobre o assunto e lhe explica que BAUER quer a reintegração de TONY ALMEIDA na UCT.  TONY ALMEIDA chega na UCT trazendo REGINA ARAZ e seu filho BERUZ.
CURTIZ e MARYANE TAYLOR vasculham os arquivos do terrorista POWELL. Eles são surpreendidos por terroristas. MARYANE é friamente assassinada. CURTIS é feito prisioneiro e duramente interrogado sobre o que a UCT sabe a respeito do artefato DESTRUIDOR.
AUDREY conversa com o ex-marido e retarda ao máximo o encontro, possibilitando a chegada de JACK BAUER. BAUER dá voz de prisão a PAUL RAINES.   

O brasileiro JEAN AZEVEDO abandonou hoje o RALI LISBOA-DACAR depois de sofrer um acidente a cerca de 110 km/h no início do trecho cronometrado entre LABÉ (GUINÉ) e TAMBACOUNDA (SENEGAL). Nos caminhões, ANDRÉ AZEVEDO fez o quinto melhor tempo e segue em quarto lugar no geral.
BUBACAR DIALLO, de 10 anos, que havia ido com os pais assistir a passagem do RALI, morreu hoje depois de ser atropelado pelo carro de MARIS SAUKANS e ANDRIS DAMBIS. Foi a 9ª morte de espectador na história do rali.

As Polícias Civil e Militar fizeram um contra-ataque pesado, hoje, para tentar interromper a série de atentados contra policiais, que deixou um PM morto e dois feridos. Pelo menos 300 policiais ocuparam dois bairros e uma favela, houve rondas reforçadas, com exibição ostensiva de armas pesadas, como espingardas calibre 12, além de blitze rápidas em vários pontos da cidade. O número de homens foi reforçado ainda nos postos da PM, com controle de acesso, e havia mais carros das corporações nas ruas. Dois ladrões foram mortos.

FALECEU o jornalista RUBENS VOLPE FILHO, em RIBEIRÃO PRETO. Diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de SÃO PAULO, era natural de ARARAQUARA. RUBÃO, como era conhecido nos meios jornalísticos, atuou intensamente no jornalismo na região de RIBEIRÃO PRETO, principalmente como diretor de jornalismo em emissoras de TV. Trabalhou em diversos jornais e foi correspondente de O ESTADO DE SÃO PAULO, em ARARAQUARA.

Há três anos, as fresas e tornos da metalúrgica FERNANDES E CORREA cortavam e forjavam metais que virariam bicicletas, patinetes e peças de máquinas, no PARQUE NOVO MUNDO, na zona norte da Capital. O que ninguém sabia até hoje pela manhã é que os mesmos equipamentos eram usados para fazer fuzis, metralhadoras e munições de vários calibres, que eram vendidas por 5 mil reais para criminosos do RIO DE JANEIRO e da facção criminosa PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL, em SÃO PAULO. Agora a polícia investiga a relação entre o arsenal produzido na metalúrgica e os atentados contra as bases da PM e a tentativa de resgate na Penitenciária de PRESIDENTE BERNARDES, com o uso de mísseis. Com a suspeita de que a empresa da Rua SOLDADO AMÉRICO RODRIGUES abrigava a fábrica de armas, a Polícia Civil de GUARULHOS prendeu dois homens que abriam a metalúrgica, às 8 horas. Dentro dela, os policiais acharam cinco fuzis semiprontos, munições, peças usadas na produção e desenhos com projetos de armas. Segundo o delegado do 1º Distrito Policial de GUARULHOS, WILLIAM GRANDE, outras quatro armas – três fuzis e uma metralhadora – foram levadas a traficantes do RIO pelos donos da metalúrgica, que são agora procurados pela polícia. São eles: RÓBSON CORREA, de 38 anos, e seu sócio, identificado só como ELIAS, ambos metalúrgicos. Está preso o torneiro mecânico SEVERINO CANUTO, de 49 anos. Ele ajudava CORREA e ELIAS a produzir os armamentos há três meses, embora a fábrica exista há três anos. Foi detido um quarto suspeito que estava na fábrica.

Em encontro de duas horas com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA no Palácio do Planalto, o presidente eleito da BOLÍVIA, EVO MORALES, anunciou hoje que a PETROBRÁS será sócia da YACIMIENTOS PETROLÍFEROS FISCALES DE BOLÍVIA, a empresa estatal desmobilizada nos anos 1980 e que deverá ser recriada em seu governo. Claramente disposto a atrair capitais estrangeiros, MORALES manteve tom moderado, em contraste com o que empregou no início de sua campanha eleitoral. Disse também que protegerá os investimentos privados em seu país e que seu governo não vai estatizar as companhias que exploram petróleo e gás. O presidente da PETROBRÁS, SÉRGIO GABRIELLI, confirmou a parceria, mas ressaltou que ainda não começaram a ser negociadas as condições dessa associação nem a futura composição societária.

INCENDIADOS dois ônibus na região metropolitana de VITÓRIA por um grupo de homens encapuzados. Em 2004, uma onda de ataques a ônibus obrigou o Exército a ocupar os terminais da região. Na quinta-feira, dia 12, e nesta sexta-feira. Em CARIACICA.

LIBERADO GEORGE SAVALLA GOMES, o palhaço CAREQUINHA. Ele teve alta da Santa Casa de Misericórdia de JUIZ DE FORA. Ele havia sido internado no sábado, dia 7, e passou por uma cirurgia para desobstruir a uretra.

O IRÃ ameaçou impedir inspeções não programadas em suas instalações nucleares pela Agência Internacional de Energia Atômica, um órgão da ONU, assim como outras formas de cooperação, se for submetido ao Conselho de Segurança. Na quinta-feira, dia 12, ALEMANHA, FRANÇA e GRÃ-BRETANHA encerraram as conversações, em resposta à retomada das pesquisas nucleares nas instalações iranianas de NATANZ. Até 2002, o IRÃ ocultava da AIEA esse centro. O presidente americano, GEORGE W. BUSH, disse que vai se empenhar por uma solução “diplomática” no Conselho de Segurança.

Os médicos do Hospital HADASSAH, em JERUSALÉM, começam a expressar crescente preocupação com o fato de o primeiro-ministro israelense, ARIEL SHARON, de 77 anos, não dar sinais de despertar do coma profundo a que foi induzido por medicamentos depois que sofreu uma hemorragia cerebral no dia 4 de janeiro. O quadro dele praticamente pouco se alterou nos últimos dias.

A aviação dos EUA bombardeou hoje, no PAQUISTÃO, um local onde estaria escondido o número 2 da rede terrorista AL-QAEDA, o médico egípcio AYMAN AL-ZAWAHIRI. Um médico da vila paquistanesa de DAMADOLA, onde SAWAHIRI estaria, disse que pelo menos 17 pessoas morreram no ataque. DAMADOLA fica perto da fronteira afegã. Os militares americanos disseram ter recebido informações de que ZAWAHIRI estava no local no momento do bombardeio.    

FALECEU, aos 90 anos, o pintor, muralista e gravurista mexicano RAÚL ANGUIANO, vítima de um infarto. Considerado um dos herdeiros da pintura da Revolução Mexicana, o artista havia doado para o povo do MÉXICO um acervo de mais de 200 peças de sua autoria. Artistas e autoridades mexicanas prestam as últimas homenagens a RAÚL ANGUIANO no PALÁCIO DE BELAS ARTES.

2 007    :     -     SÁBADO
Falece neste sábado um velho conhecido do 2º BPChq, o CABO PM CLODOALDO VIANA, aos 50 anos. Ele era diretor Secretário do Conselho Fiscal da ASSOCIAÇÃO DOS CABOS E SOLDADOS.

Manchetes de jornais fazem menção à tragédia de ontem na construção da LINHA 4 – AMARELA, do METRÔ.
Eis a manchete do Caderno METRÓPOLE, de O ESTADO DE SÃO PAULO:
CRATERA NO METRÔ ENGOLE VAN COM PASSAGEIROS E INTERDITA MARGINAL.
Acidente deixa pelo menos 7 desaparecidos; 79 famílias tiveram de deixar casas e 230 pessoas foram para hotéis; Secretário culpa chuva e solo e construtora alega falha geológica; bairros próximos ficam sem água, luz, telefone e gás; CET vai manter duas pistas da MARGINAL DE PINHEIROS fechadas hoje e interdição pode continuar amanhã.  
(esse caderno e outras notícias a respeito desse acidente estão colecionados em separado na minha hemeroteca).
CORONEL MENDES telefona-me. Dou-lhe a notícia do envio da Medalha “COMBATENTES POLONESES” que me foi transmitida, via internet, ontem, por CÉSAR TORRES. Mais tarde, abrindo a internet, vejo que CÉSAR TORRES mandou uma série de desenhos de medalhas e de diplomas ao mérito, no intuito de ajudar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC na divulgação do JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução Constitucionalista.
Na hemeroteca Ventura, onde também está o “atelier” do CABO JOÃO GOMES, o amigo dele, o PAULO, está acabando de efetuar uma aplicação artesanal de pintura. Uma das paredes do “atelier” ficou revestida de uma pintura ocre, muito interessante. Outras paredes foram pintadas de azul. Faltam dar os retoques. Isso fica para a semana que vem. O JOÃO GOMES está entusiasmado com o serviço executado pelo seu amigo de longa data.
Nem motorista, nem cobrador, nem pedestres, nem sequer a van. Mais de 33 horas após o acidente nas obras do Metrô, que abriu uma cratera do tamanho de um campo de futebol ao lado da Marginal do PINHEIROS, na zona oeste, ninguém foi encontrado vivo ou morto. Os bombeiros acreditam que sete pessoas estariam soterradas e, a toda hora, novos parentes de desaparecidos chegavam ao local para informar que mãe, filho, marido ou ex-mulher não são vistos desde ontem à tarde, quando aconteceu o desmoronamento.
Nas primeiras horas de busca, os bombeiros entraram no túnel por outro poço. Durante a madrugada, enquanto vizinhos diziam escutar buzina, os soldados escavavam para se aproximar da área soterrada. De manhã, dois carros foram encontrados obstruindo a passagem. Um CORSA verde e um PÁLIO completamente retorcidos.
Às 10 horas, o CORONEL PM JOÃO DOS SANTOS DE SOUZA decidiu que seria perigoso demais manter homens no túnel subterrâneo. “Fomos até onde era possível, há perigo, sim, de novos deslizamentos”, disse.
A estratégia seguinte foi cavar um buraco entre os escombros. Até o meio da tarde, cerca de 30 homens e escavadeiras tiravam terra de um ponto onde, segundo o coronel, testemunhas disseram ter visto o afundamento do veículo. A tempestade aguardada por causa da previsão da meteorologia, ficou apenas numa chuva leve, o que não prejudicou os trabalhos, mas ainda assim nada de notícias de possíveis vítimas.
Durante a visita do governador JOSÉ SERRA ao local, às 16 horas, o presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, VAHAN AGOPYAN, informou que levaria para a área um novo instrumento de busca, chamado magnômetro, usado para localizar minérios. Segundo técnicos, o equipamento pode dizer se há ferro a até 80 metros de profundidade.
A suspeita dos bombeiros é de que o desastre tenha feito sete vítimas. Três delas são procuradas por parentes nesta tarde. Duas estavam na região e poderiam ser pedestres e uma era o motorista de um dos caminhões engolidos pelo buraco. As outras quatro seriam motorista, cobrador e dois passageiros de uma van CASA VERDE/PINHEIROS.
Concreto começou a ser colocado no solo para ligar três cabos de aço que puxarão a estrutura de um guindaste. A estrutura de mais de 50 toneladas ficou pendurada na beira da cratera formada na tarde de ontem. Só não despencou porque sua fundação tem quinze metros, o que lhe garantiu sustentação.

NAIR BELLO, de 75 anos, deixou a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital SÍRIO-LIBANÊS onde estava internada desde 11 de novembro de 2006, quando sofreu uma parada cardíaca num salão de beleza. A atriz continua em coma e tem “quadro clínico estável”, de acordo com boletim médico divulgado hoje. A vantagem da mudança é o fato de a Unidade Crítica Geral permitir visitas com menos restrição. Trata-se de uma espécie de semi-UTI.           

A segunda fase da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR já tem garantidos dois fortes candidatos ao título: SÃO PAULO e CORINTHIANS. Os dois grandes da Capital venceram hoje, na terceira e última rodada da fase inicial, e asseguraram a liderança em seus grupos. O CORINTHIANS repetiu as goleadas dos primeiros jogos e bateu o UNIÃO SÃO JOÃO, em ARARAS, por 2 a 1. Antes havia feito 8 a 0 no PAYSANDU e 6 a 0 no FLUMINENSE-BA. Marcaram para o alvi-negro: THIAGO e ALISSON.
Já o SÃO PAULO entrou com força máxima e despachou o SÃO CRISTÓVÃO por 4 a 1. 

Com gols de LUIZ ANTÔNIO, TCHÔ e ALEXANDRE PATO, o BRASIL garantiu  a classificação antecipada para a fase final do Sul-Americano Sub-20. A vitória por 3 a 0 sobre a BOLÍVIA deu a liderança do GRUPO A, com nove pontos, ao time do técnico NELSON RODRIGUES, que enfrenta os donos da casa, no domingo, em partida que decidirá o primeiro colocado da chave. O CHILE também garantiu vaga para a próxima rodada. Goleou o PERU por 4 a 2. O PARAGUAI também venceu os peruanos na quinta-feira, dia 11, sendo o primeiro time do grupo a garantir lugar na fase final por antecipação.

O rali LISBOA-DACAR, com sua rotina de mortes (este ano completou a 50ª desde 1979), é um desafio e tanto e o piloto ANDRÉ AZEVEDO é o brasileiro com o melhor desempenho na prova de 2007. Ele o compatriota e navegador MAYKEL JUSTO e o checo MIRA MATINEC, com um caminhão TATRA, terminaram a primeira fase na quarta colocação geral, com apenas 1 min47seg de desvantagem para o terceiro colocado, o holandês VAN GINKEL
Ontem, a etapa entre ZOUÉRAT e ATÂT, na MAURITÂNIA, precisou ser interrompida a 134 quilômetros de seu término por causa de uma tempestade de areia. Depois de chegar na sexta colocação, no acampamento, AZEVEDO fez um resumo de sua participação nas sete etapas iniciais. “Tive pequenos problemas em seis etapas, que me atrasaram alguns minutos. Tudo começou em PORTUGAL, quando a organização pegou a todos de surpresa ao fazer um percurso em terreno de areia, igual ao que a gente ia pegar aqui na ÁFRICA”, disse AZEVEDO. “Em um desses trechos perdi meia hora para trocar um pneu depois de bater em uma pedra.” AZEVEDO destacou que o lado bom da história foi o fato de os problemas serem “externos” e não mecânicos. Avaliou que o caminhão tem tido um bom desempenho e o deixou mais esperançoso para o segundo trecho do DACAR, que começará no domingo, de 589 km através do deserto até TICHIT. Em segundo lugar está o russo ÍLGIZAR MADEEV. 

Uma perseguição policial com lances cinematográficos acabou em tragédia, hoje, no RIO. O Comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (PRAÇA TIRADENTES), TENENTE-CORONEL PM ALEXANDRE SIQUEIRA DE ANDRADE, de 43 anos, morreu na madrugada após reagir a um assalto em BONSUCESSO, zona norte. ANDRADE chegou a trocar tiros com dois bandidos que tentaram roubar seu carro, matou um, mas também morreu após cair de uma altura de sete metros, do teto de um galpão, com o assaltante ao qual tentava dar voz de prisão.
Após sair do trabalho, o TENENTE-CORONEL PM ANDRADE voltava para casa, no MÉIER quando, por volta das 21 horas, foi abordado por dois bandidos armados na altura da Rua VIEIRA FERREIRA. Os ladrões anunciaram o assalto, mas ANDRADE, que também estava armado, reagiu. Houve troca de tiros entre os criminosos e o comandante, que estava acompanhado de seu motorista. Um dos bandidos, identificado como MÁRCIO GOMES, de 25 anos, foi baleado, mas o outro conseguiu escapar. ANDRADE e o motorista perseguiram o ladrão baleado, que invadiu o galpão da empresa de ônibus COSTA VERDE. O Comandante pediu reforço ao 22 º BPM (MARÉ), vários carros de polícia chegaram ao local e cercaram o prédio. O próprio comandante localizou o criminoso no teto do galpão. Em outra troca de tiros, o ladrão foi novamente baleado.
Segundo o Relações Públicas da Polícia Militar, TENENTE-CORONEL PM ROGÉRIO SEABRA, quando ANDRADE se aproximou para dar voz de prisão ao criminoso, o bandido agarrou o policial e os dois caíram do prédio. O comandante ANDRADE sofreu traumatismo craniano. Ele e o criminoso, também ferido, foram levados para o Hospital Geral de BONSUCESSO, mas os ferimentos foram muito graves e os dois morreram durante a madrugada.

O ator THIAGO FRAGOSO, protagonista da novela O PROFETA, recebeu alta do hospital no RIO DE JANEIRO, neste sábado. Ele estava internado desde a quinta-feira, dia 11, com pneumonia e sinusite. Ainda esta semana, THIAGO fará novos exames para saber se poderá voltar às gravações.

Morreu, de madrugada, em NOVA YORK, o saxofonista MICHAEL BRECKER, de 57 anos. O músico sofria de leucemia. Ganhador de onze prêmios GRAMMY, era o irmão mais novo do trompetista RANDY BRECKER, com o qual formou o grupo BRECKER BROTHERS. Eram considerados os “WYNTON e BRANFORD MARSALIS dos dias de fazz fusion”. MICHAEL nasceu na FILADÉLFIA em 29 de março de 1949.
Versátil, tocou rock e R&B e acompanhou JONI MITCHELL, JAMES TAYLOR, FRANK ZAPPA, AEROSMITH, JAMES BROWN, PAUL SIMON, LOU REED, FUNKADELIC, JOHN LENNON, ELTON JOHN. Como jazzista, BRECKER sofreu grande influência da fase inicial de JOHN COLTRANE, e mais tarde de SONNY ROLLINS. Os críticos o consideravam um dos mais influentes sax tenores da atualidade. Ele atuou brilhantemente como sideman de grandes como o pianista HORACE SILVER e o baterista BILLY COBHAM. Com o pianista McCOY TYNER, ele gravou o premiado INFINITY, e com CLAUS OGERMAN gravou CITYSCAPE.

2 008      :    -     DOMINGO      /1203211 184/2     14513H218 10215201714
Lendo os jornais deste domingo, vou encontrar na página A3 do DIÁRIO DE SÃO PAULO a seguinte reportagem: PAIS SE EMOCIONAM COM A PRISÃO DE PM QUE ASSASSINOU SUA FILHA. Ex-capitão ficou 18 anos foragido e foi preso quinta-feira em MANAUS. Família de criança de 4 anos revela estar aliviada.
Demorou 18 anos para que o acusado de matar JULIANA RIBEIRO SIQUEIRA, de 4 anos, fosse para trás das grades. O pedreiro SALVIANO SIQUEIRA NETO e a faxineira LUCILA ISAURA RIBEIRO SIQUEIRA, ambos de 48, pais da garota, estão aliviados com a prisão do homem condenado pela morte da filha. O ex-capitão da Polícia Militar, BENEDICTO DE OLIVEIRA, de 60 anos, foi capturado em MANAUS, capital do AMAZONAS, na última quinta-feira.
“Será que, dessa vez, ele vai ficar preso mesmo?, pergunta SALVIANO. O pedreiro e a mulher foram informados da prisão do CAPITÃO BENEDICTO pelo DIÁRIO ontem à tarde. “A última vez que tive notícia dele, soube que estava na Colômbia”, diz LUCILA. BENEDICTO foi considerado culpado pelo crime, cometido em janeiro de 1993, e sentenciado a 31 anos e 8 meses pelo Tribunal de Justiça Militar. Fugiu pela porta da frente do presídio ROMÃO GOMES, na capital, poucos dias após o julgamento. “Ele tem que pagar pelo que fez”, diz LUCILA.
O casal conta que conheceu BENEDICTO no sítio do também capitão da PM JOSÉ ROBERTO DE CARVALHO, para quem trabalharam em 1994.”Antes eu não tivesse aceitado esse emprego. Talvez nada daquilo tivesse acontecido”, lamenta-se SALVIANO. BENEDICTO costumava freqüentar o sítio do amigo mensalmente. “O BENEDICTO brincava com a JULIANA. Era uma menina alegre que conversava com todos. Ele costumava pegá-la no colo e balançá-la na rede”, relata LUCILA.
Os pais da menina não sabem ao certo o que levou o PM a atirar em JULIANA, mas suspeitam que tenha alguma relação com a morte da dona-de-casa CIRLENE ALVES DE OLIVEIRA SOUZA, então com 22 anos. “Esse homem é sujo. Ele dava em cima da CIRLENE, mas ela não queria nada com ele”, conta SALVIANO, que confessou que sua mulher também foi vítima do assédio do PM.
BENEDICTO foi condenado pela morte de CIRLENE, amiga de LUCILA, ocorrida em 26 de dezembro de 1989. O motivo seria um amor não correspondido. “Acho que ele pensou que eu sabia do envolvimento dele com a minha amiga, e quis me matar”, opina a faxineira.
JULIANA foi morta com cinco tiros no final da noite de 23 de janeiro de 1990. Ela estava acompanhada dos pais e de outras 12 pessoas, que saíam de um culto evangélico no bairro KAZANGA, área rural de UBATUBA. Junto com os soldados FLÁVIO GOBBIS SOEIRO, JOÃO ORTIZ e DIRCEU PEREIRA, o ex-capitão BENEDICTO montou uma emboscada. LUCILA foi alvejada com sete tiros, mas sobreviveu. JULIANA não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.

O jornal ainda publica dados que já constam de outras reportagens. Em comentário feito no site “Consultor Jurídico”, uma pessoa que se identificou como ANTÔNIO CÂNDIDO DINAMARCO e ex-advogado do acusado, defendeu OLIVEIRA. “Posso afirmar que se trata de um Homem e que, por picuinhas pessoais, caiu em desgraça na Polícia Militar de São Paulo. Aliás, coisa muito comum na tropa de Tobias, infelizmente”, disse. O DIÁRIO tentou localizar o advogado ontem, através de um e-mail para o defensor, mas não obteve respostas até a noite o fechamento da edição.

Domingo de muito calor. À tarde, chove. GINO chega de sua viagem a FLORIANÓPOLIS. Veio de avião. Por telefone, converso com ele sobre a entrevista dada em quartel de SANTA MARIA. Quase foi surpreendido por uma pneumonia. Está em casa restabelecendo-se disso.
Sargento MATTOS convida-me para entrar na NET-LOG, pela Internet. Assisto “A BABÁ”, um policial de 2006, com CHRISTOPHER LEITCH, DEAN McDEMOTT, JAMES A. WOODS, TORI SPELLING. A trama começa quando ELISE procura trabalho, há muito tempo, sem sucesso, até que FRANK TREMBLAY lhe propõe cuidar de um chalé por um mês. Uma tragédia em família e as brigas entre dois irmãos vão colocar ELISE numa roda viva de trágicas conseqüências.

Todos os clubes grandes de SÃO PAULO se classificaram na primeira fase da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, e em primeiro lugar de seus grupos. Dos 88 times que iniciaram o torneio, apenas 32 seguem. O SANTOS, que enfrentará o AMÉRICA – MG na seqüência da competição, confirmou a vaga ao golear o NACIONAL por 4 a 1. A classificação do PALMEIRAS foi mais sofrida. Com ótima atuação do goleiro RAFAEL DIDA, que fez excelentes defesas, o time do PALESTRA ITÁLIA segurou o empate por 1 a 1 com o RIO CLARO. A PORTUGUESA também suou para se classificar: empatou com o PORTO – CE por 1 a 1. O time do CANINDÉ vai enfrentar o PÃO DE AÇUCAR, campeão do grupo I, com três vitórias. Também no sufoco, o SÃO PAULO avançou no Grupo P. Não jogou bem mas ganhou do UNIÃO SÃO JOÃO por 3 a 2 e terá adversário difícil pela frente: o ATLÉTICO PARANAENSE.
O MARÍLIA do MARANHÃO foi a surpresa da primeira fase: ganhou o Grupo F ao fazer 3 a 0 no FLUMINENSE – BA e eliminou o tradicional ATLÉTICO – MG. Na luta por uma das vagas nas oitavas-de-final, os maranhenses enfrentarão o TABOÃO DA SERRA.

Fortes chuvas bloquearam hoje estradas e deixaram 1.200 famílias desabrigadas no litoral sul. Principal acesso da região, a Rodovia PADRE MANUEL DA NÓBREGA ficou fechada por 11 horas entre PERUÍBE, cidade mais castigada pelo mau tempo, e ITARIRI. Em razão das chuvas, a SABESP cortou o fornecimento de água em PERUÍBE, ITANHAEM e MONGAGUÁ. A chuva também castigou o interior. Em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS foi encontrado o corpo da dona-de-casa MARIA DO ROSÁRIO SILVA, de 85 anos, que morreu afogada após ser levada pela enxurrada.

Assaltantes causaram nova tragédia no litoral norte paulista. Por volta das 20:20 horas de ontem (sábado), três rapazes invadiram uma casa de veraneio na Rua PÉRSIO BRASIL ARRUDA, 512, no bairro INDAIÁ, em CARAGUATATUBA, a 176 km da capital, e mataram o funcionário público MARCELO JOSÉ BENATTI, de 49 anos, de MONTE ALTO. Também feriram o empresário ARNALDO CONSTANZA FILHO, de 39, de BROOKLIN, na zona sul de SÃO PAULO. O crime ocorreu quase duas semanas depois de outro que espalhou pânico na região, o do executivo ED CARLOS QUEIROZ DO AMARAL, de 39 anos, em SÃO SEBASTIÃO. MARCELO e ARNALDO, seu concunhado, além das respectivas famílias, participavam de um churrasco quando os três assaltantes invadiram a casa anunciando o assalto.

O vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, de 76 anos, voltou a ser internado ontem à noite, no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, para tratamento de um quadro de infecção. Esta é a  segunda internação de ALENCAR neste mês. Entre os dias 3 e 6 de janeiro, ele esteve no mesmo hospital para realizar sessões de quimioterapia, em função de um novo tumor na região do abdômen descoberto há cerca de um mês. Mesmo internado, ALENCAR ocupará oficialmente o posto de chefe da nação a partir da manhã de segunda-feira, quando o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA embarca para GUATEMALA e CUBA. Antes de ser internado, ALENCAR não se licenciou do cargo. A transmissão de cargo está marcada para 9:30 horas. LULA deverá retornar ao BRASIL na noite de terça-feira.

O ministro da Saúde, JOSÉ GOMES TEMPORÃO, ocupou hoje cadeia nacional de rádio e TV, na tentativa de tranqüilizar a população e conter a corrida em busca da vacina contra febre amarela. Os estoques de vacina podem ser insuficientes caso a procura cresça no País na mesma velocidade registrada em BRASÍLIA, onde 37% da população foi imunizada nos últimos dias. Caso a demanda nacional repita a da capital, serão necessárias 66 milhões de doses de vacina, o que equivale a quase dois anos de produção nacional. Boa parte das pessoas recém vacinadas em BRASÍLIA foi imunizada desnecessariamente, pois já tinha recebido a vacina após 1999.

O tenista GUSTAVO KUERTEN, GUGA, 31 anos, anunciou que vai se aposentar após cumprir os torneios pré-agendados. “Esse vai ser meu último ano, tinha vontade de jogar mais, mas seria difícil para mim. Vai ser uma oportunidade de jogar mais alguns torneios especiais”, declarou. GUGA, que já ocupou o primeiro lugar no ranking mundial da Associação de Tenistas Profissionais, começou o declínio em sua carreira após apresentar problemas no quadril.

A ex-refém das FARC, CLARA ROJAS, deixou CARACAS hoje e desembarcou em BOGOTÁ, onde se encontrou com o filho EMMANUEL, de 3 anos, nascido em cativeiro. “Sinto-me comovida por voltar a meu país. É como renascer”, disse CLARA, que deve retomar a guarda do filho. Outra refém libertada, CONSUELO DE PERDOMO vai a BOGOTÁ entregar as provas de vida de oito reféns que as FARC querem trocar por cerca de 500 guerrilheiros presos.  

Nada de tapete vermelho e festa de premiação na 65ª edição do GLOBO DE OURO. Neste ano, os vencedores foram conhecidos em uma conferência de imprensa, realizada em 13 de janeiro, num domingo. O cancelamento da tradicional cerimônia foi anunciado na segunda-feira, pelos organizadores do evento. A mudança foi provocada pela greve dos roteiristas de HOLLYWOOD, que persiste. A mudança teve origem nos guardadores de carros. Os profissionais reivindicam ganhos em mídias alternativas, como downloads pela internet. Os profissionais reivindicam ganhos em suas casas, como downloads pela Internet e a venda de DVDs.

2 009    :   -   TERÇA-FEIRA
O “BIG BROTHER BRASIL 9” estréia hoje com a expectativa de levar às últimas conseqüências um tipo de conflito que passou distante nas últimas edições. Com dois personagens acima dos 60 anos – os paulistas NAIÁ, de 61, e NORBERTO, de 63 – a atração chega ao nono ano aditivada com um elemento novo: o choque de gerações.”È impossível prever o que vai acontecer lá dentro. Mas posso dizer que a idade dos participantes foi fator fundamental na seleção desde ano”, resume o diretor da atração, BONINHO. “A faixa etária, em geral, está mais alta. Só esse ponto já implica numa mudança na dinâmica do jogo”.
A média de idade do “BBB9” é de 31 anos – ano passado era de 24. Mas, entre os 18 participantes que disputam o prêmio de um milhão de reais, 11 deles têm menos de 30 anos. Isso significa que, apesar de o “BBB9” ter envelhecido, os jovens ainda são maioria. É aí que os “vovôs” entram para quebrar o clima de colônia de férias.

LUCINDA conta que dona SORAYA está com uma perna enfaixada. Ontem, a batida causada na véspera de Natal, quando passava o fim do ano no litoral norte, piorou. Ela fraturou o joelho e talvez precise sofrer uma operação. Revela que a morte do MARCELO foi devido a um infarto. Ele sofria da “doença do mosquito Barbeiro”, MAL DE CHAGAS.
Recebo um telefonema do CORONEL EDISON ROSA. Marcou com o GENERAL ESPER a audiência com a presidente do IHGSP para quinta-feira, dia 16, às 15 horas. Procuro entrar em contato com a doutora NELLY, mas ela saiu de sua casa em direção ao IHGSP. Deixo sua secretária avisada dessa audiência.
Somente depois das 13 horas é que estou chegando à Sociedade. Hoje terminam as férias da MARINEI. Amanhã, o MMDC retornará às suas atividades. Os pedreiros continuam trabalhando na reforma do prédio.
MARIO MARGARIDO determinou o início do PLANO “2009” na próxima sexta-feira. Estão encarregados diretos das principais atribuições o OREZ e COLOMBO. Eles embarcam para a cidade de LIVRAMENTO, escolhida para ser o Quartel-General. Serão ajudados por LUZ, FERNANDO e MATHEUS. Não se tem notícia da duração da operação. Ela poderá se estender para outras cidades.
Passo pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Mantenho a doutora NELLY CANDEIAS informada do que está sendo feito. A Câmara Municipal e a Prefeitura já entraram em contato com ela. O COMANDO MILITAR DO SUDESTE agendou a próxima quinta-feira, dia 15, para a audiência com o GENERAL-DE-EXÉRCITO ANTÔNIO GABRIEL ESPER.
Doutora NELLY não conseguiu manter o necessário contato com o 8º DISTRITO NAVAL e pede a minha ajuda.
Já em casa, faço o contato com o Comandante GLEIDER, do 8º DN e exponho a ele a concessão da Medalha “ALEXANDRE DE GUSMÃO” para aquela Força Militar.
Passo a seguinte mensagem para o GINO STRUFFALDI:
13janeiro2009 – entrevista com professores da Univ.RIOJANEIRO 
ESTIMADO PRESIDENTE
Vamos iniciar bem as atividades de 2009 com essa entrevista. Pela manhã a equipe estará na LAPA, no MUSEU "MARIA SOLDADO", com o Professor JOSÉ CARLOS. Tenho uma audiência marcada para quinta-feira com o GENERAL ESPER, às 15 horas. O CORONEL ROSA ficaria contente se você estivesse conosco. É um assunto relacionado com o evento de 21 de janeiro, proporcionado pelo Instituto Histórico e Geográfico, mas ficaria muito melhor se estivéssemos juntos. 
2009/1/13 Gino Struffaldi
Prezado Cel. Ventura.- Fiquei três dias de molho, mas tenho fé em Deus que poderei ir amanhã à Sociedade para o encontro com o pessoal do Rio.- Abraços – Gino
Essa mensagem é para a doutora NELLY CANDEIAS:
PREZADA PRESIDENTE

Entrei em contato com o 8º DISTRITO NAVAL. Deram-me o fax 55791855 e solicitaram passar o ofício de outorga da Medalha e o convite do evento podendo depois ser encaminhado pelo correio.
O Comandante GLEIDER, encarregado da Comunicação Social, acha desnecessária a audiência e já anotou os dados que lhe passei por telefone. Adiantou também que o Vice-Almirante TERENILSON não poderá comparecer. Uma representação se fará presente.

Hoje, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou a maior temperatura do verão: 36,2º C em SÃO MATEUS, na zona leste. Já na zona norte a temperatura chegou a 32,9º C. O sol castigou o paulistano por todos os cantos, como em ITAQUERA (temperatura de 34,1ºC), na VILA PRUDENTE (32,2ºC), na CONSOLAÇÃO ou no CAMPO LIMPO (34,2ºC).

O CORINTHIANS cumpriu com sua obrigação e avançou às oitavas-de-final da COPINHA. Em SÃO CARLOS, no principal jogo da rodada de abertura da segunda fase, O CORINTHIANS fez 2 a 1 no SERTÃOZINHO.
Com uma brilhante atuação dos meias DUDU e BERNARDO, o CRUZEIRO atropelou o JUVENTUDE por 5 a 0, no estádio DOUTOR NOVELLI JÚNIOR, em ITU, e se classificou para as oitavas-de-final também.
Seis vezes campeão da COPINHA, o FLUMINENSE sofreu para obter sua classificação. Nos minutos finais, os cariocas venceram por 1 a 0, em GUARULHOS. O RIO CLARO teve duas chances de empatar a partida.

A juíza PAULA MANTOVANI AVELINO, da 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo, homologou pedido de arquivamento da investigação sobre a morte do jornalista WLADIMIR HERZOG nas dependências do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em 25 de outubro de 1975. A decisão atendeu a solicitação da Procuradoria Criminal do Ministério Público Federal em São Paulo. A juíza concordou com o argumento de que o caso prescreveu e afastou a possibilidade de enquadrá-lo como crime contra a humanidade.
A medida se estende a outra investigação, sobre a morte de LUIZ JOSÉ DA CUNHA, o COMANDANTE CRIOULO, da Ação Libertadora Nacional (ALN), ocorrida em julho de 1973 na mesma unidade militar vinculada ao antigo 2º Exército. A juíza rejeitou ainda alegação de outros procuradores federais, que sustentavam a imprescritibilidade de crimes contra a humanidade.
Segundo PAULA MANTOVANI, a única norma em vigor no plano internacional a respeito do tema é aquela contida na convenção sobre a imprescritibilidade dos crimes de guerra e dos crimes contra a humanidade, vigente a partir de 11 de novembro de 1970.
“O relatório da Comissão de Direito Internacional, criada para identificar os princípios de Direito Internacional reconhecidos no estatuto do Tribunal de NUREMBERG e definir quais seriam aqueles delitos, nunca chegou a ser posto em votação”, observou a juíza. “Referida convenção não foi ratificada pelo BRASIL, não obstante tenha sido aberta para adesões já no ano de 1968”. Ela concluiu que no BRASIL não existe norma jurídica em vigor que tipifique delitos contra a humanidade.   

O piloto espanhol de moto CRISTÓBAL GUERRERO, de 48 anos, entrou em coma ao sofrer uma queda no km 160 da 10ª etapa do RALI DACAR ARGENTINA-CHILE, competição disputada pela primeira vez na AMÉRICA DO SUL. Avisada por um dispositivo de segurança carregado pelo piloto, a equipe de salvamento socorreu o espanhol e o levou até um hospital na cidade de COPIAPÓ, local da partida e da chegada da etapa. Ele foi rapidamente submetido a exames para avaliar a gravidade das lesões. Por ser toda disputada no deserto do ATACAMA, a etapa de hoje era uma das mais complicadas do rali.
GUERRERO, da equipe EPSILON, participava pela primeira vez do DACAR. Ele tem quatro filhos, um deles campeão mundial de enduro, há três anos. Na ARGENTINA, antes da largada, GUERRERO não escondia que seu maior objetivo no rali era completar o percurso intacto.
As complicações causaram confusão até mesmo em pilotos experientes, como o francês CYRIL DESPRES e o espanhol MARC COMA, que disputam o título nas motos. Mesmo assim, COMA foi o vencedor da etapa, enquanto o espanhol CARLOS SAINZ ganhou sua quarta prova consecutiva na competição de carros.  

No 18º dia da ofensiva de ISRAEL na FAIXA DE GAZA contra o HAMAS, o Exército israelense avançou mais para o centro da CIDADE DE GAZA, a região mais populosa e onde acredita-se que a infraestrutura do HAMAS esteja instalada. Enquanto os ataques continuam, líderes políticos discutem o cessar-fogo no confronto, que já matou 971 palestinos e 13 soldados israelenses desde o dia 27 de dezembro.
Líderes que vivem na SÍRIA defendem que o HAMAS continue com os disparos de foguetes, enquanto que na FAIXA DE GAZA o apoio à continuidade dos ataques é menor. O problema é que a negociação está nas mãos das lideranças no exílio. Segundo o Ministério da Defesa de ISRAEL, AMOS GILAD, principal envolvido nos esforços por um cessar-fogo com o HAMAS, vai ao EGITO nesta semana para negociar uma possível trégua. 

2 010      :        -          QUARTA-FEIRA
Tomo conhecimento de algumas mensagens nesta manhã:
Terremoto pode ter matado milhares no Haiti;4 brasileiros morrem
Plantão | Publicada em 13/01/2010 às 10h15m
Reuters/Brasil Online
Por Joseph Guyler Delva
PORTO PRÍNCIPE (Reuters) - Um forte terremoto abalou o Haiti, possivelmente matando milhares de pessoas, entre elas ao menos quatro militares brasileiros que servem na força de paz da ONU no país, e provocando o desabamento do palácio presidencial e de favelas da cidade.
O Brasil lidera as tropas de paz da ONU no Haiti e participa da Minustah com 1.266 militares. O contingente total da missão é de 9.065 pessoas, sendo 7.031 militares, segundo dados de novembro.
Nesta quarta-feira, o Exército brasileiro informou que os quatro militares mortos são do 5o Batalhão de Infantaria Leve sediado em Lorena, interior de São Paulo. Ao menos outros cinco militares brasileiros ficaram feridos.
O general Carlos Alberto Neiva Barcellos, chefe do setor de comunicação social do Exército, disse a jornalistas que há grande número de militares brasileiros desaparecidos após o terremoto.
O Itamaraty informou na terça-feira que o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que expressou "preocupação" com os brasileiros no Haiti e manifestou sua solidariedade ao povo local.
A chancelaria brasileira disse à Reuters que o contato telefônico com representantes na capital haitiana está "muito difícil", mas que "vai tomar providências no sentido de verificar se há brasileiros (entre os mortos e feridos)."
Um prédio de cinco andares usado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desabou na terça-feira por causa do terremoto de magnitude 7, o mais forte a atingir o Haiti em mais de 200 anos, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos.
Imagens da Reuters Television na capital haitiana, Porto Príncipe, mostraram cenas de caos nas ruas e pessoas soluçando em meio aos escombros.
O epicentro do tremor foi a 16 km de Porto Príncipe, que tem uma população de cerca de 1 milhão de pessoas, e tremores secundários, de magnitude de até 5,9, atingiram a cidade ao longo da noite e já nesta quarta-feira.
As informações sobre vítimas e danos chegam lentamente do Haiti por causa de problemas de comunicação no país. Como país mais pobre do hemisfério ocidental, o Haiti não tem equipamentos suficientes para lidar com esse tipo de desastre.
"Faço um apelo ao mundo, especialmente aos Estados Unidos, para fazer o que eles fizeram por nós em 2008, quando quatro furacões atingiram o Haiti", disse Raymond Alcide Joseph, embaixador do Haiti em Washington, em entrevista à CNN.
Nessa época os EUA enviaram... um navio-hospital para a costa do Haiti. Espero que isso seja feito novamente... Peço aos haitianos que vivem no exterior que juntem todos os esforços de maneira conjunta para ajudar os que estão em casa."
Sara Fajardo, porta-voz dos Serviços Católico de Ajuda, declarou ao Los Angeles Times que o representante da entidade no Haiti disse que o número de mortos pode chegar aos milhares.
AJUDA
O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou que seus "pensamentos e orações" estão com o povo do Haiti e prometeu ajuda imediata. No final da noite, foi realizada uma reunião na Casa Branca, envolvendo vários órgãos do governo para coordenar a ajuda dos EUA.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) afirmou que enviará ajuda emergencial imediata de 200 mil dólares ao país. O Banco Mundial, que informou que suas representações no Haiti foram destruídas pelo sismo, mas a maioria dos funcionários está bem, planeja enviar ao país uma equipe para avaliar os danos e planejar a recuperação.
A Guarda Costeira dos EUA informou ter mobilizado embarcações e aeronaves em áreas próximas ao Haiti para prover a assistência humanitária necessária.
Na França, o gabinete do presidente Nicolas Sarkozy disse em um comunicado nesta quarta-feira que o país está enviando equipes de resgate para ajudar nas operações no Haiti e também na localização de cidadãos franceses.
O terremoto atingiu o país às 17 horas de terça-feira (20 horas em Brasília). Testemunhas relataram que as pessoas gritavam "Jesus, Jesus" e corriam para as ruas enquanto prédios de escritório, hotéis e lojas desabavam. Especialistas dizem que o epicentro do sismo foi muito próximo da superfície, a apenas 10 quilômetros de profundidade, o que provavelmente potencializou a destruição.
O palácio presidencial está em ruínas. Sua cúpula caiu sobre paredes que desabaram. A CNN informou em sua página na internet que o embaixador haitiano disse que o presidente René Préval está bem, mas não deu mais detalhes.
Sobreviventes ensanguentados e confusos se aglomeram em espaços abertos e muitos corpos estão presos nos escombros.
DESESPERO
A ONU afirmou que um grande número de seus funcionários não foi localizado depois do desabamento de um edifício de cinco andares da sede da missão da organização no país.
"Toda a cidade está às escuras. Há milhares de pessoas sentadas nas ruas sem ter para onde ir", disse Rachmani Domersant, um gerente operacional da entidade assistencialista Food for the Poor. "Há pessoas correndo, gritando, berrando."
No bairro de Petionville, situado numa parte montanhosa, Domersant disse não ter visto nenhum veículo da polícia ou de equipes de resgate.
"As pessoas estão tentando cavar para localizar vítimas e contam apenas com a luz de lanternas", disse ele.
Testemunhas disseram ter visto casas e favelas erguidas nas colinas deslizarem no momento em que a terra tremia.
"Os carros saltavam do chão", disse Domersant.
Autoridades da ONU disseram que as comunicações foram cortadas e a única maneira de falar com as pessoas no país é por telefone via satélite. As estradas estão bloqueadas pelo entulho.
O chefe da força de paz da ONU no Haiti, Alain Le Roy, disse que o principal edifício da ONU em Porto Príncipe desabou. "Não sabemos quantas pessoas estavam no prédio", declarou a repórteres.
Cerca de 9 mil tropas e policiais da ONU estão estacionados no país para manter a ordem. Muitos países estão tentando avaliar a situação de seu pessoal.
O ministro da França para a Cooperação, Alain Joyandet, disse à rádio francesa que o Hotel Montana ruiu e 100 de seus cerca de 300 de seus hóspedes tinham sido removidos do local.
O vice de Le Roy, Edmond Mulet, afirmou que nos horários normais de serviço de 200 a 250 pessoas trabalhavam no prédio da ONU.
Há mais casas destruídas do que de pé na Rua Delmas, uma grande via de Porto Príncipe, disse outro funcionário da Food for the Poor. O Hotel Montana, onde muitos estrangeiros se hospedam, também foi danificado.
(Reportagem adicional de Alister Bull, Jane Sutton, Phil Barbara, Jeff Franks, Hugo Bachega, Rosa Tania Valdés e Raymond Colitt)
PREZADO AMIGO GERALDO
Obrigado pela sua informação. Irei acrescentar nas memórias.
2010/1/13 Geraldo
Meu caro Ventura, leio com muito agrado suas memórias, que são também nossas. O seu trabalho é realmente fantástico. Nem sei quantos espaços vc reserva hoje para a guarda de seu acervo.
Quero fazer pequeno reparo aos acontecimentos de 1961 na Força Pública.  No auge do movimento, assumiu o comando da Força o gen. Altair Franco Ferreira, que aí permaneceu por um mês.  Depois disso é que chegou o cel. Oldemar Ferreira Garcia, com a situação já pacificada.
Abs,   Geraldo

A mensagem do CORONEL PM Ref GERALDO MENEZES GOMES faz com que consulte os meus alfarrábios, com respeito ao GENERAL ALTAIR FRANCO FERREIRA. Ele foi nomeado Comandante Geral da Força Pública do Estado de São Paulo por decreto de 13 de novembro de 1960 e exonerado por decreto de 23 de dezembro de 1960. Em seu lugar assumiu o CORONEL da FP JOSÉ RUFINO FREIRE SOBRINHO. Ficou no comando de 23 de dezembro de 1960 e foi exonerado em 7 de janeiro de 1961.
O CORONEL OLDEMAR FERREIRA GARCIA foi nomeado por decreto de 7 de janeiro de 1961 e exonerado por decreto de 11 de dezembro de 1962. Seu substituto foi o CORONEL da FORÇA PÚBLICA DIVO BARSOTTI.

Já pela manhã a temperatura é de trinta graus. A viagem para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC é realizada de uma maneira interessante. Estou empolgado com a leitura do livro O SÍMBOLO PERDIDO, de DAN BROWN (autor de O CÓDIGO DA VINCI).
Recebo a visita do MAURÍCIO, no MMDC. Ele está indo até o Hospital das Clínicas para retirada de pontos numa operação que sofreu na boca na semana passada. Logo depois chega o VICTÓRIO. Vem procurar apoio para resolver um caso bastante desagradável. Por motivos de relaxamento não foram pagas as contas de luz do escritório do MMDS e nesta manhã a energia elétrica é cortada. Ele agora corre contra o prejuízo, devendo pagar as contas em atraso e pedir religação da energia. É uma grande dor de cabeça. Por telefone entro em contato com COLOMBO e peço para que ele veja esse problema com o escritório do MMDS, evitando-se dissabores como este que está acontecendo.
O CORONEL PM MENDES conversa, pelo celular, comigo. Explico a ele que no próximo dia 18 acontecerá passagem de Comando no 2º BATALHÃO DE POLICIA DO EXÉRCITO “BATALHÃO GENERAL DOMINGOS VENTURA”. Está saindo do comando o CORONEL UBIRAJARA VIEIRA DAS NEVES. Assumirá o TENENTE-CORONEL HILDOMAR ARNALDO FILTER JÚNIOR.
Nesta tarde recebo um telefonema do ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM. Fala de suas últimas viagens e de suas intenções para com o novo ano. A conversa é longa, mas toca a campainha da porta da Sociedade e sou obrigado a interromper a ligação. É o VICTORIO que vem me contar os trabalhos que está tendo para a religação da energia elétrica no MMDS. Logo mais deixo a Sociedade. Está ameaçando cair mais uma pancada d´água no centro da cidade.

Um dos grandes ídolos da história do CORINTHIANS se despediu do futebol hoje com os olhos marejados. MARCELINHO CARIOCA, apontado por alguns como o maior craque da história do clube, também arrancou lágrimas da FIEL após os 45 minutos em que esteve em campo, hoje, no PACAEMBU. Foi durante a vitória por 3 a 0 sobre o argentino HURACÁN, jogo amistoso que serviu para afiar o time para a temporada do centenário.
Mesmo sem marcar gols ou dar assistências, ele fechou sua carreira em grande estilo. No intervalo da partida, com o nome cantado por quase 20 mil fiéis, o meia deu uma volta olímpica e sentiu de perto que ainda é bastante querido. Depois da volta olímpica, MARCELINHO pegou um microfone e declarou amor eterno à FIEL, torcida que melhor tratou o jogador durante toda sua carreira. Durante as três passagens pelo PARQUE SÃO JORGE, que totalizaram oito anos, o polêmico ídolo disputou 427 jogos e marcou 206 gols. Ainda conquistou dez títulos, entre eles o MUNDIAL, a COPA DO BRASIL e o BRASILEIRÃO.

O CORINTHIANS dominou o jogo e se classificou às oitavas-de-final da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Em ARARAQUARA, nesta noite, JONATAN abriu o placar no primeiro tempo e MARQUINHOS selou a vitória sobre o AMÉRICA-MG. Agora o adversário do TIMÃO será o JUVENTUDE, que empatou (1 a 1) com o AMÉRICA-SP, mas alcançou a classificação na cobrança das penalidades (4 a 3).
O SANTOS também passou fácil para as oitavas. Em RIO CLARO, venceu o GOIÁS por 2 a 0 e agora enfrenta o PÃO DE AÇÚCAR, que venceu o FIGUEIRENSE POR 1 A 0, em INDAIATUBA.
Saiu hoje o adversário do SÃO PAULO nas oitavas. Será o GUARANI, que bateu a PRIMEIRA CAMISA por 3 a 2.   

Surpresa na etapa de hoje do RALI DACAR – entre SANTIAGO, no CHILE, e SAN JUAN, na ARGENTINA – a 11ª da disputa. O holandês FRANS VERHOEVEN venceu entre as motos mesmo estando longe das primeiras posições da classificação geral. Ele é apenas o 49º colocado. A liderança continua com o francês CYRIL DESPRES, que tem tudo para ser o campeão. Entre os carros mais uma zebra: o francês GUERLAIN CHICHERIT e a checa MARIA CRISTINA THOERNER venceram. Os líderes ainda são CARLOS SAINZ e LUCAS CRUZ, da ESPANHA.

A dentista FERNANDA HELENA CARDOSO, de 28 anos, se tornou a vencedora da primeira prova do BIG BROTHER BRASIL 10, que começou ontem. A paulista de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ficou mais de 14 horas na prova de resistência. Com sua vitória, FERNANDO transformou a ex-miss BRASIL JOSEANE DE OLIVEIRA na primeira líder do BBB10. A miss está oficialmente entre os participantes da nova edição do BBB10. Além de vencer a prova, FERNANDA garantiu imunidade para os outros dois integrantes da equipe “BELOS”: UILLIAN e ELIÉSAR, que ficam pelo menos até a próxima semana na casa.

Após sua primeira sessão de quimioterapia, hoje, para combater um tumor na membrana que recobre a cavidade abdominal, a apresentadora HEBE CAMARGO agradeceu aos seus fãs em uma mensagem transmitida pelo Hospital ALBERT EINSTEIN. HEBE deve receber alta até o fim desta semana e fazer, no máximo, oito sessões de quimioterapia.

O PAPA BENTO XVI se encontrou hoje com SUSANNA MAIOLO, a mulher com transtornos mentais que o derrubou durante a MISSA DO GALO, no mês passado. “Foi um breve encontro”, declarou o porta-voz do pontífice, padre FEDERICO LOMBARDI. “MAIOLO pediu desculpas ao santo padre. O papa disse que a perdoava”, completou.

O governo iemenita anunciou hoje a morte de um dos líderes da AL-QAEDA no IÊMEN. “ABDALLAH MEHDAR, um dos chefes da organização terrorista AL-QAEDA, foi morto em confrontos com as forças de segurança”, anunciou a agência oficial SABA. MEHDAR, de 47 anos, figurava numa lista de terroristas procurados pela IÊMEN.

Pelo menos sete pessoas morreram hoje quando um suicida detonou um caminhão-bomba perto de uma delegacia de polícia na Província de ANBAR, oeste do IRAQUE. Segundo as autoridades, seis pessoas ficaram feridas. ANBAR é de maioria sunita e foi um dos principais redutos dos insurgentes após a invasão dos EUA em 2003.

O presidente haitiano, RENÉ PRÉVAL, disse hoje que o terremoto que arrasou o HAITI na terça-feira pode ter causado a morte de 30 mil a 50 mil pessoas. Horas antes, o primeiro-ministro JEAN-MAX BELLERIVE tinha dito à CNN que os mortos podiam chegar a 100 mil. O tremor devastou um país já arruinado pela pobreza. Se as adversidades eram freqüentes, o cenário ficou ainda mais sombrio. “Acho que o HAITI volta quinze anos no tempo”, afirmou RICARDO SEITENFUS, representante especial no HAITI da Organização dos Estados Americanos. SEITENFUS chegou ao BRASIL no dia 7 de janeiro, de férias, e escapou da tragédia por pouco. O prédio da ONU, onde ele trabalhava, desabou, matando quatorze pessoas. O tunisiano HEDI ANNABI, chefe da missão de paz, e o vice-representante especial, o brasileiro LUIZ CARLOS DA COSTA, foram dados como mortos. O BRASIL, que comanda a Missão de Estabilização das Nações Unidas no HAITI (MINUSTAH), perdeu onze militares. O número de soldados mortos pode aumentar, mas é, desde já, a pior baixa do Exército brasileiro desde a 2ª Guerra. ZILDA ARNS, fundadora e coordenadora da PASTORAL DA CRIANÇA, também foi uma das vítimas. ROSEANA TERESA ABEN-ATHAR, mulher do embaixador brasileiro no HAITI, foi quem reconheceu o corpo de ZILDA. O presidente dos EUA, BARACK OBAMA, enviou equipes de resgate ao país. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA decretou três dias de luto oficial e prometeu enviar quinze milhões de dólares e 14 toneladas de alimentos. No total as contribuições de países chegavam hoje a 175 milhões de dólares.
Militares mortos: 5º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE (5º BIL – LORENA): 1º TENENTE BRUNO RIBEIRO MÁRIO, 2º SARGENTO DAVI RAMOS DE LIMA, 2º SARGENTO LEONARDO DE CASTRO CARVALHO, CABO DOUGLAS PEDROTTI NECKEL, CABO WASHINGTON LUÍS DE SOUZA SERAPHIN, SOLDADO TIAGO ANAYA DETIMERMANI, SOLDADO ANTÔNIO JOSÉ ANACLETO.
2º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE (2º BIL – SANTOS/SP): CABO ARI DIRCEU FERNANDES JÚNIOR, SOLDADO KLEBER DA SILVA SANTOS.
37º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE (37º BIL – LINS/SP): SUBTENENTE RANIEL BATISTA DE CAMARGOS.
GABINETE DO COMANDANTE DO EXÉRCITO (BRASÍLIA/DF): CORONEL EMÍLIO CARLOS TORRES DOS SANTOS.
Eles estariam de volta a suas casas, abraçando pais e amigos, em sete dias, quando terminaria o tempo de permanência do 11º contingente brasileiro na Missão da ONU para Estabilização do HAITI, um efetivo de 1.200 homens que o BRASIL mantém na força e que pode ser trocado de seis em seis meses.  
13/01/2010 15:34
Deputados ressaltam o exemplo de vida de Zilda Arns
A coordenadora da Pastoral da Criança foi uma das vítimas do terremoto de terça-feira (12) no Haiti.
Sonia Baiocchi
Zilda Arns, em audiência na Câmara: vida dedicada às crianças.
A morte de Zilda Arns teve grande repercussão na Câmara. O presidente Michel Temer lamentou o que considera uma perda irreparável e destacou que a médica pediatra e sanitarista deixa milhões de órfãos no Brasil, não só integrantes de sua família mas também os muitos filhos adotados em seu trabalho nas pastorais da Criança e do Idoso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira, Temer lembrou que Zilda Arns tornou-se sinônimo de doação em sua luta pelos mais carentes, em seu combate diuturno à mortalidade infantil e na busca pela melhoria da vida do povo. “Incansável, ela foi vítima de acidente durante missão no Haiti, onde ajudava o povo local e levava auxílio a um dos lugares mais pobres do mundo. O seu amor ao próximo não tinha fronteiras”, observou.
O 1º vice-presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), manifestou pesar pela tragédia que atingiu o Haiti. O deputado lamentou as mortes de todos os brasileiros que estavam no País e expressou solidariedade às suas famílias.
Marco Maia lamentou profundamente a morte de Zilda Arns. “O Brasil perdeu a grande defensora das crianças. Estou solidário a todos que conviveram e contribuem para a causa de Zilda. O trabalho dela deve servir de inspiração para todos nós para seguir na defesa das crianças brasileiras. O País está de luto”, afirmou.
Símbolo
O 1º vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Pedro Wilson (PT-GO), também lamentou a morte da coordenadora e lembrou a importância do trabalho de Zilda Arns: “Ela foi uma das grandes batalhadoras pelos direitos das crianças e tornou-se, além disso, um símbolo da luta pelas mulheres e pela saúde pública. O esforço dela pelas crianças no Brasil poderia ser comparado ao trabalho social de Madre Teresa de Calcutá na Índia.”
O deputado Claudio Cajado (DEM-BA) ressaltou que brasileiros e não brasileiros sentirão muito a falta de Zilda Arns, que dedicou sua vida a ajudar os mais necessitados aqui e em outros países, como o Haiti, onde ministraria palestras numa conferência de religiosos do Caribe: “Ela deixa saudade, mas acima de tudo um exemplo de dedicação para que outras pessoas abracem a sua causa.”
Já o 1º vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), disse que o País e o mundo estão chocados. “Ela era uma diplomata da paz, uma missionária que dedicou a sua vida à defesa da fraternidade, da solidariedade. É uma perda lamentável, fica um vazio”, ressaltou.
Pioneira
O líder do PSDB, deputado José Aníbal (SP), ressaltou que não existe hoje no Brasil quem possa substituir Zilda Arns. “Ela desenvolveu um trabalho formidável, com aspecto pioneiro, de muitos resultados e, sobretudo, que preservou milhares de vidas”, disse.
O deputado João Almeida (PSDB-BA) observou que a médica deixa uma contribuição valiosa à saúde e à assistência social: “Pessoas como ela nascem a cada 100 anos. O seu legado é muito valioso em todo o mundo.”
O 1º secretário da Câmara, Rafael Guerra (PSDB-MG), conviveu com Zilda Arns quando ambos eram integrantes do Conselho Nacional de Saúde e também na Frente Parlamentar da Saúde. “Ela dedicava a sua vida a resolver os problemas sociais, ajudar os mais pobres; sempre foi uma grande aliada da saúde”, destacou.
Já Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) destacou a generosidade de Zilda Arns. “Ela tinha capacidade de enxergar além; é uma perda lamentável”, declarou.
Perfil
Zilda Arns tinha 75 anos e era irmã do ex-arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, e tia do senador Flávio Arns (PSDB-PR), que confirmou a sua morte. Médica pediatra e sanitarista, ela tinha cinco filhos e nove netos e notabilizou-se principalmente por suas ações na área da saúde das crianças pobres, lutando em especial contra a desnutrição infantil.
Ela foi homenageada pelo Congresso em 2005, quando recebeu o diploma Mulher Cidadã Berta Lutz. Foi agraciada também com a Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados, em 2002. Em 2006,  foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
Enquanto testemunhas relatam saques e tiroteios em meio ao cenário de devastação no HAITI, o doutor em relações internacionais, professor GUNTHER RUDZIT, teme que a destruição causada pelo terremoto leve o país a uma convulsão social, com os saques se alastrando, além da migração em massa para a REPUBLICA DOMINICANA.
O GENERAL CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ, ex-comandante das tropas da ONU, disse: “O impacto do terremoto foi muito grande. Agora é hora de se preocupar com a ajuda humanitária internacional, de todos os países se empenharem para que a população possa enfrentar mais esse trauma. Mas o povo haitiano enfrenta como guerreiro as desgraças. O êxodo para REPÚBLICA DOMINICANA, ESTADOS UNIDOS e CANADÁ é um dos problemas graves do HAITI. A população pobre busca melhoria de vida.”
O monsenhor SERGE MIOT, arcebispo de PORTO PRÍNCIPE, morreu em consequência do terremoto. O religioso foi encontrado sob os escombros do edifício que abrigava o Arcebispado, que fica na capital e foi destruído.

O ator galego ANDRÉS PAZOS, radicado no URUGUAI, morreu nesta quarta-feira, em SANTIAGO DE COMPOSTELA, em decorrência de um câncer. A informação foi dada por fontes da Associação de Atores e Atrizes da GALÍCIA. Famoso pelo papel de JACOBO, no filme WHISKY, PAZOS estava com 65 anos. Sua carreira no teatro e no cinema acabou deslanchando no URUGUAI, logo após ele se formar pela escola EL GALPÓN. O ator colaborou com a criação do grupo teatral LA GAVIOTA, no qual trabalhou de 1973 a 1985. Já debilitado pela doença, suas últimas obras de teatro no URUGUAI foram RASGA,CORAZÓN, BULICHOV e EL SUEÑO Y LA VIGILIA.
Também morreu TEDDY PENDERGRASS, aos 59 anos, na FILADÉLFIA. O americano, consagrado no gênero rhythm and blues, continuou a gravar e a cantar mesmo depois de ter sofrido um acidente de carro, em 1982, que o deixou paraplégico. Segundo o filho de PENDERGRASS, o cantor morreu em decorrência de um câncer. Há oito meses ele havia passado por uma cirurgia no cólon, cuja recuperação teve complicações. PENDERGRASS estabeleceu uma nova era no R&B, registrando sucessos como CLOSE THE DOOR, IT DON´T HURT NOW, LOVE TKO, I DON´T LOVE YOU ANYMORE e TURN OFF THE LIGHTS. 

2 011        :       -     QUINTA-FEIRA
Caderno METRÓPOLE de O ESTADO DE SÃO PAULO
CATÁSTROFE NO RIO: 267 MORTOS. Em um dia, a maior tragédia natural desde 1967 no BRASIL
Foi a maior catástrofe natural desde 1967 em um só dia no BRASIL. Em poucas horas, um temporal na madrugada matou pelo menos 267 pessoas em três municípios da região serrana no RIO. Até às 22:30 horas de 12 de janeiro haviam sido encontrados 130 corpos em TERESÓPOLIS, 107 em NOVA FRIBURGO e 30 em PETRÓPOLIS. Deslizamentos de toneladas de terra, queda de pedras gigantescas e enxurradas de lama comparadas a tsunamis tomaram bairros inteiros e inundaram prédios em segundos, em um cenário semelhante ao provocado pelo furacão KATRINA, que em 2005 devastou a cidade americana de NOVA ORLEANS, nos ESTADOS UNIDOS. As prefeituras dos três municípios atingidos dizem que o número de vítimas pode subir, pois equipes de resgate têm dificuldade de chegar aos locais dos desmoronamentos. Faltam água, energia elétrica e telefone. Pelo menos três estradas que cortam a região precisaram ser interditadas parcialmente, o que atrapalhou ainda mais o trabalho de bombeiros e agentes da Defesa Civil. Famílias inteiras morreram com a força da enchente ou dos deslizamentos. Em alguns pontos, rios subiram até cinco metros e invadiram casas enquanto os moradores dormiam. Centenas de casas foram varridas pela terra que desceu as encostas, arrastando árvores e pedras. Em NOVA FRIBURGO, três bombeiros que tentavam resgatar moradores de um prédio desabado foram soterrados. A região serrana é formada por montes cobertos por MATA ATLÂNTICA, onde solos são mais instáveis e propensos a deslizamentos. A construção de casas e prédios em vales, próximos a rios, também facilita as formações de enchentes. Mas especialistas explicam que a tragédia de ontem foi agravada por um fenômeno raro e devastador, conhecido como “corrida de lamas e detritos”. A pedido do governador SÉRGIO CABRAL, que está viajando e ainda não foi à região, a MARINHA colocou helicópteros à disposição. Em 1967, catástrofe em CARAGUATATUBA matou cerca de 300 pessoas.      

Acontece nesta tarde a Assembléia Geral da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. Está marcada para 14 horas. Almoço com COLOMBO, CARBAIA e outros amigos e, por volta do horário de início da Assembléia estou na AORRPM. Encontro o CORONEL PM Ref THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO, CORONEL PM Ref JOÃO PESSOA DO NASCIMENTO, CORONEL PM Ref MANOEL ABISSI NOGUEIRA, TENENTE-CORONEL PM Ref MOACYR, TENENTE-CORONEL PM Ref AMORIM, e muitos outros oficiais. Com a chegada do CORONEL PM Ref PELEGRINA, Presidente da Assembléia Geral, bem depois das 15 horas, tem inicio os trabalhos que irá decidir a aprovação do novo Estatuto da Entidade. Com compromisso marcado no MMDC, não posso ficar até o final da Assembléia. Saio antes das 16 horas. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC atendo o DOUGLAS DO NASCIMENTO, autor dos sites SÃO PAULO ANTIGA e SÃO PAULO ABANDONADA. Conversamos sobre a matéria mais recente que ele colocou no primeiro site “A TRAGÉDIA DO CINE OBERDAN” e os projetos que tem para divulgar a Sociedade e o Movimento Constitucionalista de 1932. Dentre esses projetos ele pretende tomar o depoimento de alguns dos veteranos que ainda estão vivos.
Saímos tarde da Sociedade. O tempo ameaça chuva e isso acontece de maneira bem ruim. SÃO PAULO agüenta mais um temporal das águas de verão. Já estou em GUARULHOS.

A Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo – AOMESP, nasceu de um grupo de oficiais reformados da Força Pública do Estado de São Paulo, durante um almoço, quando se comemorava o aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 1935.
Em 25 de março de 1935, aqueles oficiais reuniram 177 colegas, oficiais de vários postos, em Assembleia realizada no salão nobre da Cruz Azul, na Avenida Tiradentes nº. 15, às 19:00 horas e aprovaram por unanimidade a constituição da Associação e seu Estatuto com a denominação de Associação dos Oficiais Reformados da Força Pública do Estado de São Paulo; nesta mesma Assembleia foi eleita a 1ª Diretoria, com a seguinte constituição: Presidente – Maj Dr. Arlindo de Carvalho Pinto; Vice-Presidente – TCel Afonso Luiz Cianciuli; Secretário Geral – TCel Azarias Silva; 1° Secretário – Cap Manoel de Oliveira Cravo; 2° Secretário – Ten Lourenço Raimundo de Oliveira; 1° Tesoureiro – José Garcia; 2° Tesoureiro – Irineu Rangel de Carvalho.
No curso do tempo, foram registradas alterações de atos constituintes, com a fusão do Circulo Militar do Estado de São Paulo (oriundo da união da Associação dos Inativos da Guarda Civil com o Clube dos Tenentes da Força Pública), em Assembleia realizada em 12/09/1972, resultando a denominação “Clube dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo”.
Em 10 de agosto de 1995, cumprindo exigências legais decorrentes de legislação específica da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, com vistas a consignação das mensalidades de associados, em Assembleia Geral Extraordinária foi mudada a denominação para Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo – AORPMESP.
Em 09 de janeiro de 2004, a entidade passou a denominar-se Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Polícia Militar do Estado de São Paulo – AORRPMESP.
Atualmente, objetivando dotá-la de mecanismos de renovação do seu quadro associativo e de uma estrutura organizacional moderna e menos dispendiosa que possibilite maior representatividade da classe de Oficiais, passa a denominar-se Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo – AOMESP, conforme aprovação unânime da Assembleia Geral, reunida em sessão permanente do dia 25 de novembro de 2010.
As alterações constitutivas foram registradas na Cidade de São Paulo, inscritas no Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Cartório do 2° Oficio de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de São Paulo, no livro A6, sob o n°. 8530 (protocolo A 23, n°. 774.416), este último ato constitutivo foi averbado no mesmo Cartório em microfilme no livro A do Registro Civil das Pessoas Jurídicas sob o n°. 487l9, averbado à margem do Registro 47879, em 11 de janeiro de l996.  
CAPÍTULO I
Da Denominação, Sede, Foro, Duração e Finalidade


Seção I
Da Denominação, Sede, Foro e Duração


Artigo 1º - A Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo, representada pela sigla AOMESP, é uma entidade civil, sem fins econômicos; pessoa jurídica de direito privado, regida pelo Artigo 5º da Constituição Federal, nos termos do capítulo II da Lei Federal nº 10.406, de 10/01/2002 – Código Civil Brasileiro, alterado pela Lei Federal nº 11.127, de 28/06/2005, e por este Estatuto, com duração indeterminada, personalidade distinta da de seus associados, com capacidade representativa em todo território do Estado de São Paulo, sede na Rua Tabatinguera, n° 278 – Centro – São Paulo/SP, CEP 01020-000, inscrita no CNPJ, sob o número 62.323.563-0001/78, foro na Capital do Estado de São Paulo e declarada de utilidade pública pela Lei Estadual nº 97, de 27 de fevereiro de 1948.
A Assembléia Geral que alterou o estatuto da agora ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS MILITARES DO ESTADO DE SÃO PAULO foi presidida pelo CORONEL PM OSWALDO PELEGRINA MARTINS. Foi 1º Secretário o CORONEL PM SEBASTIÃO ALBERTO CORRÊA DE CARVALHO; 2º Secretário o 2º TENENTE PM EDMILSON JORGE DE OLIVEIRA. Assina a Ata da Assembléia o advogado PAULO CARDOSO ARAÚJO.

Com o salão de festas da Capelania cheio de autoridades e ex-diretores, o CORONEL PM CLÁUDIO ANTÔNIO RISSOTTO, Diretor de Ensino e Cultura, recepcionou o Comandante Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, na solenidade comemorativa ao 74º aniversário da DEC, realizada hoje, oportunidade em que lhe foi entregue uma placa comemorativa. O CORONEL PM PAULO CÉSAR FRANCO teve seu retrato descerrado na Galeria de Diretores. O evento foi encerrado com uma missa celebrada pelo CAPELÃO TENENTE-CORONEL PM OSVALDO PALÓPITO. 

Faleceu JOSÉ MAURÍCIO DE ANDRADE, aos 97 anos. Irmão de GABRIEL e ROBERTO ANDRADE, donos da construtora ANDRADE GUTIERREZ. Foi deputado estadual de MINAS GERAIS e federal de 1955 a 1969. Teve a trajetória política associada à história de JUSCELINO KUBITSCHEK, a quem apoiou para a eleição de governador de MINAS GERAIS em 1950. Porém, abandonou a carreira após o ATO INSTITUCIONAL NÚMERO 5. Estava no Hospital Beneficência Portuguesa, em SÃO PAULO, após sofrer uma parada cardíaca. Seu corpo será cremado em ITAPECERICA DA SERRA, na GRANDE SÃO PAULO.

As três principais estações do sistema ferroviário da GRANDE SÃO PAULO tiveram a circulação de trens interrompida hoje em pleno horário de pico da manhã O percurso entre BARRA FUNDA, LUZ e BRÁS teve de ser feito apenas pelo METRÔ. A pane foi causada pela queda de energia entre as três estações, causada pelo defeito em um dos trens da LINHA 7 – RUBI. A falha ocorreu das 7:50 às 11:30 horas. Houve tumulto. Passageiros do trem que apresentou o defeito, vindo de FRANCISCO MORATO com destino à LUZ, quebraram vidros e abriram as portas de emergência. Eles estavam parados entre a BARRA FUNDA e o destino final, a cerca de 100 metros da estação da LUZ. Com parte dos usuários nos trilhos, cerca de dez funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) utilizaram escadas para retirar o restante dos passageiros do trem atingido pela pane.

Cerca de 200 estudantes protestaram no início da noite, nas ruas do centro de SÃO PAULO, contra o aumento da passagem de ônibus de R$2,70 para R$3,00. Por volta das 19 horas, o grupo fechou a Avenida IPIRANGA, na frente da PRAÇA DA REPÚBLICA. Houve confronto com a Força Tática da Polícia Militar e 26 jovens foram detidos. Segundo a corporação, ninguém ficou ferido. A manifestação foi organizada pelo Movimento PASSE LIVRE em redes sociais da Internet, como ORKUT e TWITTER. Mas os estudantes não conseguiram caminhar nem 15 minutos antes da intervenção da PM. Logo no início da passeata, quando tentavam fechar a IPIRANGA, os estudantes foram alvos de bombas de gás lacrimogêneo, gás de pimenta e balas de borracha disparadas pelos policiais. Houve correria dos estudantes pelas Ruas BARÃO DE ITAPETININGA e 24 DE MAIO. Parte do grupo se refugiou dentro da GALERIA METRÓPOLE. Após o tumulto na REPÚBLICA, se reuniram na frente do TEATRO MUNICIPAL. Mas, com todas as ruas e praças do centro cercadas pelas viaturas da Força Tática, o grupo desistiu da passeata.  

Começaram a aparecer nesta tarde algumas partes de FRANCO DA ROCHA que está submersa pelas águas desde quarta-feira, dia 12 de janeiro, quando comportas de uma das quatro represas do Sistema CANTAREIRA foram abertas por medida de segurança. E, além dos tradicionais prejuízos com a enchente, moradores encontraram marcas de pé de cabra nas portas, o que indica tentativas de saque. Por isso, já preparam formas de se defender. As lojas que foram alvo dos vândalos ficam na Avenida LIBERDADE, centro comercial da cidade. A via ficou totalmente alagada e deserta: a sede da prefeitura e a delegacia ficaram debaixo d´água. O delegado seccional de FRANCO DA ROCHA, CARLOS TARGINO DA SILVA, disse que não tomou conhecimento dos casos de saque ou de tentativa de saque. “Não houve registros formais, até porque estamos operando em uma base que montamos, mas os boletins de ocorrência precisam ser registrados em outros municípios, porque estamos sem sistema.”
Cerca de 80 quarteirões entre o ITAIM PAULISTA, no extremo leste da capital, e a cidade de GUARULHOS, continuavam submersos hoje. As ruas ficaram alagadas com a chuva da madrugada de ontem. A área inclui as 14 ruas do JARDIM PANTANAL, ocupação na várzea do RIO TIETÊ que passou quase três meses alagada no ano passado. Os moradores seguem vivendo o mesmo drama de 2010. Hoje, dezenas de famílias que perderam suas casas no ano passado e ainda recebem bolsa-aluguel mensal de 300 reais da Prefeitura contabilizavam os novos prejuízos. Na Rua TIETÊ, a água só sai dos imóveis por bombeamento de caminhões-pipa. A Prefeitura promete construir nos próximos anos 6 mil moradias para as famílias da área.  

O MONTE ETNA, na SICÍLIA entrou em erupção hoje de madrugada expelindo uma coluna de fumaça e levando ao fechamento de aeroportos no sul da ITÁLIA. Ninguém ficou ferido. O ETNA é o vulcão mais ativo da EUROPA. Sua última erupção ocorreu em 1992.

Com a crise política libanesa caminhando para um longo impasse, os EUA apelam para diversos atores regionais para que tentem restaurar a estabilidade em BEIRUTE, depois da saída do HEZBOLLAH da coalizão de governo, que causou a queda do premiê SAAD HARIRI, um aliado americano, na quarta-feira, dia 12 de janeiro. Segundo afirmou o presidente do Parlamento do LÍBANO, NABI BERRI, do grupo secular xiita AMAL, aliado do HEZBOLLAH, apenas na segunda-feira, dia 17, as principais facções políticas devem se reunir para consultas sobre o futuro do governo. O presidente MICHEL SULEIMAN, um cristão maronita de viés neutro, decidiu manter HARIRI interinamente no cargo.  

Um navio transportando 2.400 toneladas de ácido sulfúrico virou e afundou, provocando a interdição do RIO RENO, na ALEMANHA, para o transporte. O acidente ocorreu em LORELEI, próximo à cidade de WEISBADEN. Não ficou claro quando o rio será reaberto para a passagem ou se o ácido vazou do navio, afirmou um porta-voz da polícia.

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, fez um apelo na noite de ontem em evento na Universidade do ARIZONA, para que os norte-americanos não se voltem “uns contra os outros”, em referência ao tiroteio que deixou seis mortos e 14 feridos. Ele consolou MARK KELLY, marido da congressista GABRIELLE GIFFORDS, que levou um tiro na cabeça.

A investigação russa sobre o acidente aéreo que matou o Presidente da POLÔNIA, LECH KACZYNSKI no ano passado está “incompleta”, e VARSÓVIA deseja discutir o assunto de forma mais aprofundada, disse hoje o primeiro-ministro, DONALD TUSK. O Comitê interestatal de Aviação da RÚSSIA atribuiu o acidente de 2010 aos pilotos poloneses, que teriam sido pressionados a pousar apesar do mau tempo.

2 012      :   -SEXTA-FEIRA
LUCINDA conta-me que a KATYA foi fazer a última sessão de quimioterapia concernente ao mês de janeiro. Ela demonstra jovialidade e apta a enfrentar os caminhos necessários para combater a terrível doença.
Recebo do BIAJONE a seguinte mensagem:
CARISSIMO CEL VENTURA
Agradeço pelos elogios, mas tudo é resultado da CONFIANÇA e das AGRESTES ARESTAS que o senhor vem aparando quando enciumados e demais adversários entram em rota de colisão comigo e com o meu pessoal da correspondência.
Só tenho a agradecer e perguntar ao senhor qual é o horário que a sede abre nesse dia 16/01 pois já estarei com JUCIMARA na praça da Se ao redor das 10 AM.
Na sede tenciono levantar aqueles dados estatísticos que lhe falei, sobre Quantos núcleos existem hoje na Sociedade (datas de fundação e atuais presidentes) e dados sobre quantos sócios temos e demais detalhes.
Gostaria ainda de COMPRAR aquele botão de lapela que o senhor tem um, que é uma bandeirinha da sociedade. Onde posso conseguir? quero comprar 04 deles e dar de presente para EGYDIO, ERIC e GUILHERME para que usem em seus ternos nas solenidades que respectivamente farão em suas cidades em nome de nossa sociedade.
Por fim, o senhor teria o telefone do CEL JAIRO? passe-o ao GUILHERME (guilherme.slash@hotmail.com) seria fundamental que eles se encontrassem fisicamente.
Acredito que é o que vai fazer acontecer a conversão de núcleo para núcleo de correspondência e com isso ganharemos uma saída para o mar. Não podemos perder CEL VENTURA, agora é a hora!
Enorme abraço
BIAJONE
Jan 13, 2012

CARO BIAJONE
A Sociedade abrirá por volta das 9 horas de 16. Estou encaminhando para a MARINEI um levantamento que fiz sobre os núcleos que estão em funcionamento. Há alguns que estão "adormecidos", prometem voltar à ativa, mas falta força de vontade das pessoas.
Estou tentando achar o telefone do CORONEL PM JAIRO BONIFÁCIO.
Já lhe mandei toda a documentação que tenho através das mensagens de você, do ERIC, do EGYDIO e do próprio GUILHERME. Estou no aguardo da resposta do JAIRO e logo que tiver lhe mandarei.
Os botões para a lapela também a MARINEI poderá fornecer.
Enfim, segunda-feira, dia 16, estaremos nos encontrando.

Tenho um almoço de negócios na AOMESP com nosso sempre gentil MÁRIO MARGARIDO, acompanhado do COLOMBO. Nesse ano temos muita coisa para fazer. Ainda bem que nossa funcionária retornará na próxima segunda-feira. Durante as suas férias, tive que fazer de tudo na Sociedade. Desde abrir porta para as visitas até atender telefone e manter um contato bem mais perto dos associados, através Internet. As ferramentas do FACEBOOK e ORKUT também são válidas. Apenas tenho a lastimar a “mancada” de certos oficiais responsáveis pelo setor de comunicação da PM, que não deram o devido valor para o evento marcado para 22 de janeiro. Eles não vivem a EPOPEIA DE 32, o que é até plausível, pois não são todos que cultuam a revolução constitucionalista.
Nesta tarde atendo o MARIO MARGARIDO que vem até a Sociedade, bem como um longo telefonema do MALCOLM FOREST, sugerindo muita coisa para o ano de 2012. É o inverso dos tais oficiais despreocupados com os 80 anos do Movimento Constitucionalista. MALCOLM está presente nisso tudo e tem ótimas idéias. Já em casa cumpro dois pedidos seus: mandar o convite de 22 de janeiro, mais uma vez, para a doutora NELLY CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e também o e-mail do GUILHERME, de SÃO VICENTE. O MALCOLM tem parentes naquela cidade e quer colocar o jovem GUILHERME em contato com eles. 

EGYDIO está mandando e-mail para nossa Diretora de Comunicação Social, CAMILA GIUDICE, a fim de colocar a biografia da mulher mais idosa, dona MARIINHA, que pertenceu ao Movimento Constitucionalista de 1932:
Caríssima CAMILA GIUDICE
Sou o EGYDIO do Núcleo MMDC de PIRACICABA e venho com todo acatamento e respeito diante da sua presença para solicitar-lhe se há a possibilidade de inclusão na próxima edição do JORNAL 32 EM MOVIMENTO da biografia, em anexo, da VETERANA DE 32 MAIS ANTIGA na atualidade a ilustríssima historiadora MARIA CELESTINA TEIXEIRA MENDES TORRES - a "dona MARIINHA", biografia esta completa já postada em nosso blog com inúmeras visualizações.
Ela está viva com 101 morando em Casa de Repouso em Campinas - SP.
Toda a Sociedade deve muito a ela pelo exemplo de caráter e vida vitoriosa, inclusive, quando levei ao conhecimento de nosso ínclito presidente Sr. Cel VENTURA que a conheceu, de imediato o mesmo determinou para que ela seja condecorada em 23/05/2012, forma do nosso pequeno reconhecimento material diante de pessoa tão grandiosa.
Tendo, ainda, que o seu sobrinho-neto, GUILHERME ANDREOLLI CORRÊA, encaminhou toda a documentação à digna Sra. MARINEI para tornar-se Sócio da SOCIEDADE e tudo já está em vias de execução, junto ao Cel VENTURA e Prof. BIAJONE, para que assuma a presidência do recém-criado Núcleo de SÃO VICENTE e, tal publicação seria, além de valiosa informação a todos os leitores, mais uma forma de incentivo aquele jovem Guerreiro.
Contando com a sua compreensão e seu beneplácito neste sentido, despeço-me reiterando-lhe meus votos de elevada consideração.

Amigo(a) da Polícia Militar,
Desde o ano de 2009, a Polícia Militar em parceria com Órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura do Município de São Paulo vêm desenvolvendo uma ação denominada “Operação Integrada Centro Legal”.
Trata-se de uma ação multidisciplinar planejada idealizada com o objetivo de buscar soluções para os problemas resultantes da degradação do ambiente na região da Nova Luz, caracterizado pela presença de pessoas suspeitas, com envolvimento de crimes relacionados ao comércio de entorpecentes e de exploração sexual, entre outros delitos.
Com o uso de ações de inteligência procura-se reverter este cenário que tem gerado sérios reflexos na sensação de segurança em todos os seus aspectos de tranquilidade, salubridade e segurança pública, além da intensa exploração da mídia.
A atuação policial realizada nesta etapa da Operação está articulada com as etapas seguintes quando atuarão os agentes de saúde e de assistência social: a Polícia desestrutura a logística do tráfico para que os dependentes sejam acolhidos, atendidos e tratados.
É de suma importância que a sociedade e suas forças vivas apoiem a Polícia Militar e os órgãos quem atuam na “Operação Integrada Centro Legal”: a materialização deste apoio pode ser dar através do uso da chancela de apoio à Operação (em anexo) no perfil de suas contas em redes sociais sociais, ou da inclusão no seu site ou blog, pessoal ou comercial.

Uma mulher de 25 anos foi presa ontem à noite, na zona leste de São Paulo, com 16 mil pedras de crack. É a maior apreensão de drogas desde que teve início a OPERAÇÃO CENTRO LEGAL, que pretende reduzir o poder do tráfico na região central da capital. Além do crack, policiais do DENARC apreenderam com JÉSSICA HELENA MARTINS SILVA, 3,6 quilos de cocaína, 3 quilos de maconha, comprimidos à base de morfina e 5 quilos de outras substâncias utilizadas na preparação da droga. Também foram pegos com ela uma pistola calibre 380 e munição. A mulher estava em um FIAT SIENA, na frente da própria casa, na Travessa ARAÇÁ DA COROA, na VILA LEME, região da ÁGUA RASA, quando foi abordada. Um dos destinos da droga apreendida na zona leste seria a região da cracolândia. Desde o início da OPERAÇÃO CENTRO LEGAL, em 3 de janeiro, o DENARC já prendeu 64 pessoas, 50 em flagrante. Foram 51 homens e 13 mulheres. Cinco adolescentes também foram apreendidos. No total, o DENARC apreendeu 9,9 quilos de cocaína, 16,7 quilos de maconha, 200 gramas de haxixe e 984 gramas de crack. As pedras estão começando a rarear na cracolândia, diante da repressão policial aos microtraficantes que atuam em toda a área. Apesar da aparente escassez da droga, ainda havia usuários consumindo as pedras nas ruas da cracolândia. Chegou a 80 o número de usuários internados após o início da ocupação da PM.

A empresa UBIRATAN, responsável pela obra da Fábrica de Cultura da BRASILÂNDIA, que desabou parcialmente na quinta-feira, matando um operário, disse que pode ter havido falha no escoramento da laje. O acidente também deixou 11 feridos. A empreiteira se comprometeu a contratar empresa externa para determinar onde ocorreu o erro. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) fará parecer sobre o desabamento. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP) vai acompanhar a análise.

A presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo requisitou escolta policial para a juíza CYNTHIA ANDRAUS CARRETA, a quem estava endereçado o embrulho com a bomba caseira que explodiu ontem no Fórum de RIO CLARO. A juíza da 3ª Vara Cível não estava no local na hora da explosão. Dois funcionários ficaram feridos – um deles já foi liberado. A pedido da família, o hospital não divulgou informações sobre o funcionário que passou por cirurgia após ter mãos, tórax e rosto atingido por estilhaços. O artefato estava dentro de um boneco de Papai Noel.

Moradores da área conhecida como PINHEIRINHO, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, no VALE DO PARAÍBA, se preparam para entrar em confronto com a Polícia Militar a qualquer momento, caso seja executada a ordem de reintegração de posse do terreno. Os líderes da comunidade ainda esperam que um acordo entre governo federal, estadual, Justiça e prefeitura impeça a ação da polícia. Para pressionar as autoridades a entrar em acordo, um grupo de moradores realizou hoje uma manifestação na qual exibiram capacetes, escudos e armas improvisadas, como pedaços de pau com pregos. Lideranças da comunidade afirmam que os moradores pretendem resistir à reintegração.    

DALVA LINA DA SILVA, de 42 anos e que vive em uma casa na Rua MANTIQUEIRA, na VILA MARIANA, zona sul da capital, é acusada de matar 35 gatos e 4 cachorros e colocá-los em sacos de lixo na porta de uma vizinha. Mas o número de animais mortos pela mulher pode ser muito maior. Isso porque o detetive particular ÉDSON CRIADO afirmou que nos últimos 20 dias, pelo menos 300 cães e gatos foram deixados no local. Ele foi contratado por um grupo de protetores de animais que desconfiava que DALVA praticava crueldade contra os bichos. A acusada acabou sendo presa e agora responderá a inquérito por maus tratos em liberdade. À polícia, DALVA afirmou que há 13 anos tira animais das ruas para cuidar. E que muitos são trazidos de um abrigo que maltrata os bichos. Sobre os cães e gatos mortos, disse que só cinco estavam com ela e que foram sacrificados por estarem doentes. Dos outros 34, disse não saber.

O quadro clínico de CHICO ANYSIO apresentou piora nesta sexta-feira, informou o médico LUIZ ALFREDO LAMY, em boletim distribuído à imprensa. Por conta disso, a retirada do respirador artificial, que vinha sendo feita gradativamente, precisou ser suspensa. O humorista está internado no Hospital SAMARITANO, no RIO, desde o dia 22 de dezembro.

Integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) temem que a barreira imposta dentro do próprio Judiciário – via liminares do Supremo Tribunal Federal – para a continuidade de investigações nos tribunais impeça a comprovação de indícios de venda de sentenças e enriquecimento ilícito de magistrados e servidores, no radar da Corregedoria Nacional de Justiça. A proibição de acesso aos dados da evolução patrimonial de magistrados e servidores e à folha de pagamento dos tribunais, imposta pelo STF, praticamente torna sem efeito o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), que mesmo sem revelar a identidade de servidores ou magistrados, mostrou que 855,7 milhões de reais foram movimentados entre 2000 e 2010 de forma suspeita. 

PEDRO VIRGINIO ONOFRE BARBOSA, casado e pai de três filhos, foi um dos grandes responsáveis pelos avanços do Sistema VERDES MARES, do CEARÁ (afiliado da Rede GLOBO em a TV VERDES MARES). O diretor técnico trabalhou por mais de 30 anos no GRUPO ÉDSON QUEIROZ, do qual a VERDES MARES faz parte. Ele era um homem de muita visão, que sempre acompanhou as evoluções tecnológicas, além de ser criterioso e muito disciplinado. Uma das grandes paixões de PEDRO VIRGÍNIO era o automobilismo. Ele chegou a participar diversas vezes do Campeonato Cearense de Automobilismo. Morreu na noite desta sexta-feira, vítima de câncer. Nasceu em 1951.

ANTÔNIO CENTURION RODRIGUES era um grande contador de histórias. Em seus quase 82 anos viveu tantas experiências que era impossível não se hipnotizar com suas narrativas. Suas histórias iam desde as peripécias quando jovem em CATANDUVA, passando pelas suas manifestações sindicalistas em SÃO BERNARDO nos anos 1970 e 1980 e os passeios à fazenda em AREALVA. Eterno companheiro de dona ELVIDE, a quem chamava carinhosamente de “menina”, transmitiu seu senso de justiça aos filhos ANTÔNIO, REGINA, NEIME e CARLOS ALBERTO. 

Nascido no RIO GRANDE DO SUL, o pioneiro JOÃO CHAPLA chegou em MARECHAL CÂNDIDO RONDON, no PARANÁ, em 1965, onde contribuiu para o desenvolvimento da região. CHAPLA é pai do diretor presidente da cooperativa agroindustrial COPAGRIL, RICARDO CHAPLA, empresa fundada em 1970. Ele morreu hoje de madrugada, aos 93 anos, no Hospital RONDON, onde estava internado por problemas de saúde. Deixa 12 dos 14 filhos que teve e dezenas de netos, bisnetos, parentes, amigos e a esposa CECÍLIA, com a qual celebrou no último dia 9 as BODAS DE FERRO, completando 65 anos de casados. 

A russa VICTORIA AZARENKA teve uma ajuda inusitada dos torcedores da chinesa NA LI para conquistar o torneio de SYDNEY por 6/2, 1/6 e 6/3. Os fãs irritaram a chinesa com gritos em momentos inconvenientes da partida.

O presidente BARACK OBAMA por meio de um canal secreto de diálogo, advertiu o líder supremo do IRÃ, aiatolá ALI KHAMENEI, que os ESTADOS UNIDOS não tolerarão o fechamento do ESTREITO DE ORMUZ, por onde passa grande parte do petróleo comercializado no mercado internacional. VICTORIA NULAND, porta-voz do Departamento de Estado, disse, antes da publicação da reportagem, que houve contato direto com os iranianos na questão que envolveu os supostos planos de TEERÃ para assassinar o embaixador saudita em WASHINGTON. Ela não comentou, porém, a questão de ORMUZ. A advertência de OBAMA demonstra o quanto as ameaças iranianas são consideradas graves por WASHINGTON. Assim como o presidente, comandantes militares americanos disseram que o eventual fechamento de ORMUZ ultrapassaria os limites do que seria aceitável pelos EUA. Nas últimas semanas, TEERÃ tem feito repetidas ameaças de que poderia interromper o tráfego no estreito que separa o GOLFO PÉRSICO do OCEANO ÍNDICO, caso os EUA e seus aliados europeus sigam com a campanha para um embargo internacional ao petróleo iraniano, além de sanções a companhias que façam negócios com o Banco Central do IRÃ. O objetivo do Ocidente é frear o programa nuclear do IRÃ.  

2 013      :      -     DOMINGO
LUCINDA completa quinze dias de sua queda no quintal de casa. Não consegue ainda levantar-se sozinha. Com isso, por volta das 6 horas, estou ajudando-a a sair da cama. MARLENE ajuda-a muito. Tem feito o almoço e toda a limpeza de casa. Este é um domingo chuvoso. Tranqüilo, posso cuidar de meus papéis. No computador, passo um bom tempo acertando os apontamentos nas memórias e no blog.

O resultado final era secundário, mas o Desafio Internacional das Estrelas do Kart premiou o empenho de jovens talentos, como o francês JULES BIANCHI e o brasileiro FELIPE NASR, respectivamente primeiro e segundo colocados na competição, que teve LUCAS DI GRASSI em terceiro, e a presença de grandes nomes do automobilismo como os pilotos da FERRARI FELIPE MASSA, anfitrião do evento, e FERNANDO ALONSO. O primeiro terminou em oitavo lugar na classificação geral e o bicampeão da Fórmula 1 não concluiu a primeira prova e chegou em 18º na segunda, ficando de fora na luta pelo título.

A Federação Paulista de Futebol vai divulgar amanhã as datas e os locais dos confrontos da segunda fase da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Os quatro grandes de SÃO PAULO, todos classificados, lá têm definidos os rivais. O CORINTHIANS, atual campeão, enfrenta o BAHIA. O SÃO PAULO encara o SANTA CRUZ-PE, o PALMEIRAS, o DESPORTIVO BRASIL e o SANTOS, o NÁUTICO. O FLUMINENSE, vice-campeão, sofreu, mas conseguiu avançar à segunda fase. Hoje, o TRICOLOR carioca empatou por 2 a 2 com o VELO CLUBE (SP), em RIO CLARO, e garantiu lugar na próxima fase como um dos melhores segundos colocados. O FLUMINENSE agora vai pegar o CRUZEIRO. O ATLÉTICO MINEIRO também carimbou a sua vaga na segunda fase. O GALO venceu o LINENSE por 3 a 1, no Estádio GILBERTÃO, em LINS, pelo Grupo D. O time de BELO HORIZONTE vai enfrentar o FIGUEIRENSE, que liderou o Grupo C.     
Uma viatura da Polícia Militar se envolveu em um grave acidente na madrugada deste domingo no bairro do Belém, zona leste de São Paulo. Segundo a corporação, por volta das 3h10, o motorista perdeu o controle do veículo e bateu com força em um poste na altura do número 180 da avenida Salim Farah Maluf. Na colisão, um PM morreu e dois ficaram feridos. Os policiais foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados aos prontos-socorros do Hospital do Tatuapé e da Vila Alpina. A PM não informou o estado de saúde dos dois sobreviventes. A corporação também não soube informar as circunstâncias do acidente - se os policiais estavam em alguma perseguição a suspeitos, por exemplo - e disse que o caso será investigado tanto pela Polícia Militar quanto pela Civil, que fez o registro da ocorrência no 81º DP.
Um adolescente de 16 anos morreu no km 456 da BR-365, em Patrocínio (MG), após uma colisão entre uma viatura da Polícia Militar e um carro por volta das 2h30 de domingo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo, um Golf, entrou na contramão e atingiu a viatura. O adolescente, que estava na viatura, morreu na hora e quatro pessoas tiveram ferimentos, sendo uma em estado grave. As vítimas foram encaminhadas ao pronto-socorro de Patrocínio, mas a PRF não soube informar qual é o ferido com maior gravidade.
Uma colisão entre dois ônibus deixou, segundo a Polícia Militar, 23 pessoas feridas no fim da manhã deste domingo no Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro. Por volta das 11h, um dos coletivos que trafegava no sentido Centro perdeu o controle e atingiu a traseira do outro na altura do número 276 da Praia do Flamengo. De acordo com a PM, cerca de metade delas foi socorrida ao Pronto-Socorro do hospital Souza Aguiar, e o restante foi para o hospital Miguel Couto. Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas pessoas que ficaram feridas recusaram o atendimento e outras foram medicadas no local, mas não foram contabilizadas. Com a batida, parte dos para-choques dos veículos ficaram destruídos. O para-brisa dianteiro de um dos carros e o vidro traseiro do outro se quebraram, bem como boa parte da lataria ficou retorcida. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, uma faixa da via ficou interditada até as 15h30, horário em que não se registrava lentidão no trânsito.
Pelo menos 400 pessoas estão desalojadas em SÃO LUIZ DO PARAITINGA, a 182 km de SÃO PAULO. O motivo foi o transbordamento do RIO PARAITINGA, que corta a cidade, depois das fortes chuvas nos últimos quatro dias no VALE DO PARAÍBA. As águas atingiram cerca de 100 casas e estabelecimentos comerciais. A maior enchente de SÃO LUIZ DO PARAITINGA ocorreu na virada de 2009 para 2010, quando o rio subiu quase 10 metros. A inundação fez desabarem a centenária Igreja da Matriz, além de três casarões históricos do centro. A CAPELA DAS MERCÊS foi outra igreja centenária bastante danificada com a catástrofe. Quando as águas baixaram, órgãos governamentais constataram que seis dos 24 imóveis integralmente tombados haviam sido destruídos. Após uma obra de 1,13 milhão de reais, a IGREJA DAS MERCÊS foi reaberta ao público em agosto do ano retrasado. Já a reconstrução da IGREJA DA MATRIZ está na fase final. Foram investidos cerca de 18 milhões de reais para reerguê-la.
GABRIELA, filha da assistente administrativa DANIELA NOGUEIRA DE OLIVEIRA, que morreu aos 25 anos depois de ser atingida por um tiro na cabeça durante um assalto, recebeu alta nesta tarde do Hospital Municipal de CAMPO LIMPO, zona sul da cidade. GABRIELA nasceu de uma cesariana após a morte de sua mãe, que estava grávida de nove meses.
Uma discussão de casal por causa de uma festa terminou com a morte da auxiliar de produção CÍNTIA FELIPE, de 33 anos, às 23 horas de sábado, no JARDIM PRESIDENTE DUTRA, GUARULHOS. O marido, de 30 anos, é o principal suspeito. Ele fugiu de carro após CÍNTIA ter sido baleada na cabeça. Segundo testemunhas, a auxiliar já estava vestida para ir à festa, e o marido a impediu de sair sozinha.
Depois de 26 dias internado no Hospital SANTA JOANA, no RECIFE, para se tratar de um câncer, o cantor e compositor JOSÉ DOMINGOS DE MORAES, o DOMINGUINHOS, de 71 anos, foi transferido hoje para o Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. De acordo com a Unidade de Saúde do RECIFE, a transferência foi realizada a pedido da família. O artista havia sido internado no último dia 17 para tratar de uma infecção respiratória que acabou se agravando. O músico chegou no início da tarde no SÍRIO-LIBANÊS onde está internado na UTI segundo o boletim médico divulgado hoje às 17:30 horas. Ele chegou em SÃO PAULO com quadro estável e foi submetido a exames de imagem e laboratoriais. Com a transferência, o paciente, que também é diabético, passa a ser monitorado pela equipe de oncologistas que há seis anos o acompanha no tratamento de um câncer no pulmão. A doença pulmonar pode ter sido adquirida quando ele esteve no município de EXU, no Sertão de PERNAMBUCO, na primeira quinzena de dezembro, para as comemorações do centenário de LUIZ GONZAGA. No último dia 6 de janeiro, dois dias depois de ter sido submetido a uma traqueostomia, os médicos deram início a sessões de hemodiálise para evitar a falência dos rins. Ele teve uma parada cardíaca na última terça-feira, dia 8, que foi rapidamente tratada. DOMINGUINHOS é natural de GARANHUNS, no Agreste de PERNAMBUCO. Conheceu LUIZ GONZAGA com 8 anos de idade. Aos 13, morando no RIO DE JANEIRO, ganhou a primeira sanfona do REI DO BAIÃO, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico. Instrumentista, cantor e compositor, em 2002 ganhou o GRAMMY LATINO com o CD “CHEGANDO DE MANSINHO”. Atualmente, DOMINGUINHOS é considerado o sanfoneiro mais importante do País. 
A Polícia Civil de MINAS GERAIS apreendeu ontem à noite um garoto de apenas 13 anos que matou o próprio pai com um tiro de espingarda. O caso aconteceu na cidade de JOÃO PINHEIRO (MG). Segundo informações da polícia, o adolescente revidou a uma tentativa do pai de destruir uma arma que ele havia ganhado de um traficante da região.
Depois de dois dias desaparecido, o montanhista CLAUDINEI MONTEIRO, de 27 anos, foi resgatado com vida ontem à tarde, depois de ser localizado em uma gruta com 300 metros de profundidade. Ele havia se perdido enquanto caminhava pelo NEVADO CHURUP, na província de HUARAZ, no PERU. MONTEIRO estava a um altitude de 4,8 mil metros e foi levado a um hospital da região, segundo informou ao jornal PERU 21 o oficial responsável pelos primeiros socorros, MARCO CARRERA. Morador em GUARULHOS, ele escreveu: “Desculpe pelo transtorno que causei a todos... Fui apreciar umas geleiras e quando era hora de voltar já havia escurecido...resumindo, escorreguei em um lugar de onde não havia como sair... não sofri nenhum dano...Tinha esperança de sair de lá pois havia uma estrada bem longe onde passavam pessoas...Dormi duas noites molhado e muito frio...tinha um pouco de alimento e água...isso me ajudou...” Um outro brasileiro, o estudante ARTUR PASCHOALI, está desaparecido no PERU desde 21 de dezembro. Seu sumiço ocorreu na região de CUZCO, perto de MACHU PICCHU.  

O ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA vai a HAVANA no fim deste mês. Segundo o jornal O ESTADO apurou, na agenda de LULA na capital cubana estão o lançamento do livro OS ÚLTIMOS SOLDADOS DA GUERRA FRIA, de FERNANDO MORAIS e o desejo de participar das celebrações dos 160 anos de nascimento de JOSÉ MARTÍ, mártir da independência de CUBA. De acordo com a assessoria de imprensa do INSTITUTO LULA, no entanto, o ex-presidente não tem nenhum encontro marcado com HUGO CHÁVEZ, que está internado em HAVANA. A relação entre os dois, porém, é próxima. Jornalistas vinculados à oposição venezuelana já afirmaram que, a pedido de LULA, uma equipe de médicos do hospital SÍRIO-LIBANÊS, de SÃO PAULO, prestava consultoria aos médicos cubanos que tratam de CHÁVEZ – o que foi negado pelas assessorias do ex-presidente e do hospital. Os boatos de que LULA visitaria CHÁVEZ aumentaram no fim da semana, depois que a presidente da ARGENTINA, CRISTINA KIRCHNER, e seu colega peruano, OLLANTA HUMALA, desembarcaram em HAVANA para visitar o líder bolivariano.

O Tribunal de Apelações do EGITO anulou hoje a sentença proferida em junho contra o ex-presidente HOSNI MUBARAK e ordenou a realização de um novo julgamento para ele e para seu ex-ministro do Interior, HABIB AL-ADLI. Ambos haviam sido condenados à prisão perpétua pela repressão e morte de egípcios durante a revolta popular em 2011. MUBARAK foi deposto após 30 anos no poder e foi o primeiro governante árabe a ser levado à Justiça por seu próprio povo. A decisão de aceitar o recurso do ex-presidente ocorre às vésperas do aniversário do levante, em 25 de janeiro, e mergulha o país novamente na instabilidade política. O governo do novo presidente, MOHAMED MORSI, corre o risco de enfrentar uma crise ainda mais grave e prejudicar seus esforços para restaurar a ordem e economia destruída. O EGITO ainda enfrenta sérios problemas financeiros. O país se prepara para uma eleição parlamentar nos próximos meses e a ansiedade, além das incertezas econômicas e dos violentos protestos, têm levado os cidadãos a sacarem suas poupanças.

Caças franceses bombardearam hoje a cidade de GAO, foco de resistência de rebeldes que tentam derrubar o governo do MALI. Um dos principais alvos dos aviões foi o aeroporto local. A cidade abriga uma milícia islâmica em um quartel e é controlada por militantes ligados à AL-QAEDA. Segundo moradores de GAO, o bombardeio ocorreu durante a tarde e tinha alvos específicos.

Caças sírios bombardearam hoje subúrbios de DAMASCO em ofensiva para expulsar os rebeldes de áreas estratégicas ao redor da capital. O Observatório Sírio para Direitos Humanos, grupo opositor com sede na GRÃ-BRETANHA, informou que os ataques atingiram cidades ao redor de DAMASCO, incluindo KFAR BATNA e JISREEN. Ao menos nove pessoas morreram na explosão de uma bomba no distrito de GHOUTA. Na cidade de AZAZ, bombardeios aéreos mataram outras sete pessoas, segundo a imprensa da TURQUIA.

Sobreviventes e parentes do naufrágio do COSTA CONCÓRDIA, que afundou na ILHA DE GIGLIO, na ITÁLIA, há um ano, participaram hoje de uma manifestação para lembrar os 32 mortos no acidente. Uma missa foi celebrada em homenagem às vítimas e um minuto de silêncio foi respeitado em sua memória. Uma placa de bronze com os nomes dos mortos no cruzeiro de luxo foi inaugurada na ilha.

Uma bomba atingiu hoje um comboio militar no PAQUISTÃO deixando 14 soldados paquistaneses mortos e 20 feridos na região do WAZIRISTÃO DO NORTE, no noroeste do país. A explosão ocorreu em uma estrada a 50 quilômetros ao sul da capital da Província de MIRANSHAH. Foi um dos ataques mais sangrentos contra o Exército paquistanês, segundo autoridades locais. O WAZIRISTÃO DO NORTE, na fronteira entre PAQUISTÃO e AFEGANISTÃO, é palco de conflitos entre Exército e militantes da AL-QAEDA e do TALEBAN.  

2 014      :      -   SEGUNDA-FEIRA
MANOEL, escolhido pela MARLENE e LUCINDA para consertar os telhados danificados pela chuva de granizo, chega pela manhã. Numa segunda-feira de temperatura alta, ameaçando chuva, deverá ser iniciado esse trabalho estafante de troca de 45 telhas avariadas pelas pedras de granizo, algumas do tamanho de um ovo. Chega também uma caçamba, alugada, e MANOEL começa a retirada das telhas do antigo “lan house” do PAULO CESAR. Este, o ajuda nesse trabalho.
Melhora a temperatura, mas as chuvas da tarde irão cair com certeza. Mais uma vez vou encontrar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC com a parte administrativa parada. MARINEI estará de volta somente na quarta-feira, dia 15, quando então começaremos a trabalhar de uma maneira bem mais acentuada. Ainda tenho um contato com VICTORIO, nosso velho conhecido. Ele quer trocar idéias comigo a respeito de problemas particulares. Havia infiltração de água em seu apartamento e isso deverá ser corrigido às expensas do condomínio. Parece que tudo irá dar certo.
Depois das 14:30 horas escurece muito no centro da cidade. Cai violenta pancada d´água quando ainda estou no MMDC. Para meu sofrimento vejo entrar muita água da chuva nas dependências da Entidade. É um martírio que entra em 2014, uma herança maldita de muitos anos atrás.   
Já em casa, LUCINDA conta que MANOEL e PAULO CÉSAR trabalharam a tarde toda no telhado da casa onde o PAULO tinha um “lan house” e que agora, juntamente com a MARLENE, pretende montar uma lanchonete.
LUCINDA conta que a RENATA ainda não saiu do hospital. O problema da filha da NORMA, para desespero de todos, é uma nova gravidez. Lembra-se que a RENATA teve uma gestação muito difícil da MARYA LUIZA e agora as coisas começam com risco bem maior.

FOLHA DE SÃO PAULO - Quatro policiais militares foram mortos por criminosos em São Paulo num intervalo de apenas cerca de 17 horas. A polícia investiga os crimes, mas, em princípio, não vê ligação entre os casos. os PMs estavam de folga e foram mortos tentando reagir a assaltos. A primeira morte ocorreu às 7h de ontem quando o policial Marcus Vinícius de Oliveira Pereira, 32, foi abordado por bandidos quando seguia para o trabalho. Ele participava no policiamento de verão em Praia Grande. Ele estava acompanhado de uma policial. De acordo com a polícia, três criminosos anunciaram o assalto. Pereira tentou prender os ladrões e houve troca de tiros. O policial recebeu dois tiros no peito. Um dos criminosos também foi atingindo e presos minutos depois no hospital. Um comparsa também foi preso. O outro estava foragido. A policial nada sofreu. Outro crime ocorreu por volta das 11h40 de ontem em Campinas: O PM Arrides Luiz dos Santos após reagir a um assalto a um posto de combustível. Ele estava de folga e estava acompanhado da mulher. Ao ir ao caixa pagar pelo abastecimento, dois criminosos anunciar o roubo. Santos, que estava desarmado, tentou desarmar o criminoso, mas não conseguiu. O policial tentou, então, correr do crimino, mas acabou caindo. Foi então que sofreu o disparo na cabeça. Ele foi socorrido, mas não resistiu a ferimento. A morte deste policial pode ter provocado uma série de ataques a moradores da periferia de Campinas, que resultou no assassinato de 12 pessoas. A terceira morte ocorreu por volta das 21h de ontem em Santo André: Fredson Lousano Santos, 33, seguia com sua moto quando foi rendido por dois criminosos. Ele reagiu, matou um dos ladrões, mas acabou ferido e morreu momentos depois. O suspeito morto tinha 16 anos. O outro criminoso fugiu, levando a arma do policial. A última morte ocorreu às 0h05 de hoje em Osasco. André Luís dos Santos Guarnieri também tentou reagir a um assalto e acabou levando dois tiros no peito. Para o deputado major Olímpio Gomes (PDT), as mortes dos policias é preocupante. "Começamos muito mal o ano. Até agora, em 13 dias, foram nove policiais mortos. Em outubro de 2012, no auge dos ataques aos policiais, foram mortos 14 PMs", disse.
Cinco horas sangrentas. A frase sintetiza o horror vivido em cinco bairros de CAMPINAS, interior paulista, onde foram registradas doze execuções entre as 20:30 horas do domingo e 1:48 hora de hoje. Todos os crimes foram na região oeste da cidade, em bairros com cerca de 18 quilômetros de distância do centro. Dos 12 crimes, nove foram em dois locais – cinco homens mortos no RECANTO DO SOL 2 e outros quatro, no VIDA NOVA 1. Essas execuções ocorreram, segundo levantamento inicial da Polícia Civil, em menos de 30 minutos. Os demais assassinatos foram no PARQUE UNIVERSITÁRIO, bairro encravado entre os dois principais cenários das chacinas:  PARQUE VISTA ALEGRE e no RESIDENCIAL SÍRIUS (conjunto habitacional inaugurado em outubro do ano passado, perto do JARDIM FLORENCE 1). “Os homicídios mostraram uma situação de desequilíbrio, situações anormais para o que se registrou na cidade nos últimos anos”, afirmou o delegado LICURGO NUNES COSTA, diretor do DEINTER 2, que comanda regionalmente a Polícia Civil em CAMPINAS. Os homicídios desencadearam uma série de protestos pela cidade. Três ônibus e um carro foram queimados e sete coletivos depredados no Terminal VILA NOVA.
Para enganar os sensores de presença de uma loja de equipamentos eletrônicos, localizada na RUA DOS ANDRADAS, em SANTA EFIGÊNIA, na região central da capital, dois ladrões rastejaram no chão e colocaram mantas térmicas sobre os corpos hoje de madrugada. As câmeras de segurança do local filmaram toda a ação da dupla. Os criminosos conseguiram entrar na loja depois que fizeram um buraco na parede com uma marreta. Eles acessaram a parede por meio de um estacionamento vizinho à loja.    
Um ciclista de 31 anos morreu na noite de sexta-feira (10), na região metropolitana de Curitiba, após ser atropelado por uma caminhonete e arrastado por cerca de seis quilômetros sobre o para-brisa do veículo. O motorista, José Adil Simioni, 58, estava bêbado. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal. O teste do bafômetro indicou que Simioni tinha 2 miligramas de álcool por litro de ar –o limite máximo aferido pelo equipamento. "Ele estava tão embriagado que não falava coisa com coisa", afirma o superintendente da guarda municipal de Pinhais, José Arildo de Oliveira, que fez o primeiro atendimento à ocorrência. O atropelamento ocorreu na BR-116, no perímetro urbano da cidade de Colombo, por volta das 21h de sexta-feira. Com a batida, o ciclista Marco Aurélio Sadlovski atravessou o para-brisa do carro, na altura do banco do passageiro, e ficou preso pelo vidro. O motorista percorreu seis quilômetros com Sadlovski atravessado no vidro, até que foi forçado a parar por motociclistas que viram o acidente, quando estava no município de Pinhais. A vítima, porém, já havia morrido. "Ele não tinha a menor noção ou consciência do que estava fazendo", diz Oliveira. Guardas municipais tiveram que evitar que o motorista fosse agredido por testemunhas, que gritavam "lincha, lincha" e "tem que morrer". HOMICÍDIO DOLOSO: - Sadlovski, 31, tinha dois filhos e trabalhava como pedreiro. Já Simioni é caminhoneiro aposentado e seguia para casa, em Pinhais, quando ocorreu o acidente. Ele não tem passagens anteriores pela polícia. Segundo seu advogado, Julio Cezar Rodrigues, Simioni está traumatizado. "Agora é que caiu a ficha. Ele queria saber como ficou a família do rapaz, o que estão fazendo. Está arrasado", afirma. Em vídeo divulgado pela guarda municipal de Pinhais, Simioni aparece cambaleando ao ser detido. Ele não conseguiu explicar o que havia ocorrido à polícia. O motorista foi preso em flagrante e deve responder por homicídio doloso, quando há intenção de matar ou se assume esse risco, e por dirigir embriagado. Rodrigues pediu o relaxamento da prisão nesta segunda-feira (13), argumentando que seu cliente é réu primário, tem residência fixa e problemas cardíacos. Por enquanto, ele permanece preso. "O meu objetivo é tentar relaxar o flagrante. Depois ele vai responder, vai assumir a responsabilidade, ver o que foi feito de certo e errado e tocar a vida", afirma o advogado.
O prefeito de SÃO PAULO, FERNANDO HADDAD, e o secretário municipal da Saúde, JOSE DE FILIPPI JÚNIOR, disseram que, hoje, começou a retirada de madeira utilizada pelos moradores de rua que montaram uma favela na região da CRACOLÂNDIA, no centro. O processo de remoção das barracas está marcado para a quarta-feira, dia 15, e vai ser feito pelos próprios moradores de rua. A favela se formou nas ruas DINO BUENO e HELVÉTIA.
Cerca de 150 funcionários da CONTROLAR – que realiza atualmente o serviço de inspeção veicular em SÃO PAULO – fizeram hoje pela manhã uma manifestação na Avenida QUARTO CENTENÁRIO, em MOEMA, zona sul, contra as demissões por conta do rompimento do contrato com a Prefeitura, no próximo dia 31. A administração municipal vai licitar o serviço em fevereiro. 
Um guarda municipal de GUARULHOS foi espancado durante um “rolezinho” de jovens no BOSQUE MAIA, no domingo. O agente estava acompanhado de outro guarda quando encontrou os jovens consumindo bebida alcoólica. Como nos incidentes do SHOPPING ITAQUERA, a reunião deles também foi organizada pelo FACEBOOK. Segundo a Prefeitura de GUARULHOS, os dois guardas foram agredidos com lixeiras e pedras quando abordaram os adolescentes. Três mil jovens participaram do “rolezinho”. Quatro foram detidos – três deles são adolescentes. Não foi o primeiro caso de violência decorrente da onda de “rolezinhos” em GUARULHOS. No dia 14 de dezembro, 23 jovens foram detidos sob suspeita de praticar um arrastão a lojas do INTERNACIONAL SHOPPING.
Dois ônibus foram incendiados na noite do domingo, no ITAIM PAULISTA. O ato aconteceu em protesto contra o desaparecimento, na madrugada de sábado, de PALOMA DA SILVA COSTA DE OLIVEIRA, de 13 anos, que é autista. A adolescente foi encontrada hoje à tarde, sem marcas de violência. O protesto dos moradores foi baseado em um suposto crime ligado ao desaparecimento, o que não se confirmou. Seis suspeitos entraram no ônibus na ESTRADA DOM JOÃO NERI, pegaram o dinheiro do caixa e atearam fogo. Momentos depois, na RUA BASÍLIO SALAZAR, outro coletivo foi incendiado por 15 homens. Telefones públicos foram pichados com o nome da menina e nos muros e postes estava colado uma foto e uma mensagem desesperada da família. PALOMA sumiu na madrugada de sábado após a família se descuidar e deixar o portão da residência aberto. Não foi a primeira vez que a jovem desapareceu. Desta vez, a garota foi localizada em um abrigo em FERRAZ DE VASCONCELOS.     
Um raio matou uma mulher de 36 anos na tarde desta segunda-feira (13) no Guarujá, no litoral de São Paulo. Ela estava no espelho d'água e a cerca de 50 metros de um posto do Corpo de Bombeiros, na praia da Enseada, quando foi atingida pela descarga elétrica, por volta das 15h30. Outras pessoas que também estavam na faixa de areia, sentiram a descarga, mas passam bem. Segundo os bombeiros, um salva-vidas fez avisos sonoros e visuais para que os banhistas deixassem a praia assim que a tempestade chegou. Rosangela, que mora em Ribeirão Pires (Grande São Paulo), estava com a família no litoral.
Presos estrangeiros promoveram um motim nesta segunda-feira (13) na penitenciária de Itaí (a 287 km de São Paulo). A rebelião começou por volta das 11h, quando presos desmontaram camas de concreto e, com elas, derrubaram os portões das celas. Os detidos também atearam fogo a colchões. Segundo um agente penitenciário que trabalha no local, os detentos destruíram os quatro pavilhões da unidade, incluindo a cozinha, a enfermaria e as oficinas de trabalhos. "Só deixaram em pé a biblioteca", disse o funcionário. Segundo o agente, os presos se rebelaram, pois estariam "descontentes com a disciplina" da penitenciária. A penitenciária de Itaí tem capacidade para 792 presos, mas segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária, abriga 1.321 detentos. O presídio é voltado para a detenção de presos estrangeiros –a maioria cumpre pena por tráfico de drogas. O motim foi contido pelo Grupo de Intervenção Rápida, da Secretaria da Administração Penitenciária, com reforço da Polícia Militar. No início da noite, a situação já estava controlada, mas o reforço da PM permaneceria no local até que todas as celas fossem reconstituídas. Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária afirmou que a depredação da unidade ocorreu após os agentes penitenciários frustrarem uma tentativa de fuga de presos da unidade. De acordo com a pasta, a ordem foi restabelecida e não houve reféns nem feridos.
Oito pessoas morreram em conseqüência do temporal que atingiu a cidade de ITAOCA, no VALE DO RIBEIRA, na divisa entre SÃO PAULO e PARANÁ, nesta madrugada. As fortes chuvas também provocaram alagamentos em cidades da região da BAIXADA SANTISTA. Ao menos cem famílias tiveram de deixar suas casas em ITAOCA. O RIO PALMITAL transbordou na noite de domingo e causou a enchente. 12 pessoas estavam desaparecidas nesta tarde. O prefeito RAFAEL RODRIGUES DE CAMARGO decretou estado de calamidade pública. De acordo com a Defesa Civil, houve queda de três barreiras, o que dificultava o acesso à cidade. Todo o município ficou sem energia elétrica. A luz voltou apenas por volta das 11:30 horas. O chefe de gabinete da prefeitura, JOÃO BATISTA BELIZÁRIO, disse que o número de vítimas pode ser maior. “Duas pessoas morreram quando um carro rodou em uma ponte e caiu dentro do rio. Outras três morreram no bairro GUARDA MÃO. As casas foram arrastadas pela chuva com os moradores dormindo dentro delas”, afirmou ao site G1. O governador GERALDO ALCKMIN sobrevoou a área nesta tarde para verificar os estragos causados pela chuva. O temporal provocou destruição também em APIAÍ (SP), município vizinho a ITAOCA. Cerca de 50 moradias sofreram com as inundações. Um vazamento de óleo diesel atingiu o RIO RIBEIRA DO IGUAPE, próximo a ITAOCA. O derramamento do produto provocou uma mancha no rio. A população foi orientada a não usar a água poluída do RIBEIRA.    
Natural de SÃO PAULO, JOSÉ AMIN DAHER NETO foi o primeiro tenista brasileiro a vencer um set do norte-americano ANDRÉ AGASSI, EM 1987, no GRAND PRIX de ITAPARICA (BAHIA). Número 139 no simples e 188 de duplas no ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), DAHER também defendeu o BRASIL na COPA DAVIS, entre 1986 e 1989. O tenista alcançou a segunda rodada de duplas de WIMBLEDON, em 1989. Ele também disputou o qualifying de LONDRES, ente 1990 e 1992, além de disputar os qualificatórios do ABERTO DOS EUA (US OPEN), em 1992, e de ROLAND GARROS (FRANÇA), em 1993. Ele morreu nesta segunda-feira, vítima de um acidente, aos 47 anos (nasceu em abril de 1966). DAHER estava em ANGRA DOS REIS (RIO DE JANEIRO) no fim de semana e retornava a SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, no VALE DO PARAIBA, onde era proprietário da Academia DAHER TENNIS LOUNGE. De acordo com a Polícia Civil de PARATY, o carro do empresário invadiu a pista do sentido oposto em uma curva, na RIO-SANTOS, e bateu de frente com um ônibus. DAHER faleceu no local do acidente. Dois passageiros teriam sofrido ferimentos leves. Ele deixa a mulher, PATRÍCIA DAHER, e uma filha.
O sérvio NOVAK DJOKOVIC não teve muitas dificuldades para superar o eslovaco LUKAS LACKO, na estréia no ABERTO DA AUSTRÁLIA. Campeão das três últimas edições do torneio em MELBOURNE. O atual vice-líder do ranking mundial precisou de apenas uma hora e 50 minutos para fechar o jogo em 3 sets a 0. Na chave feminina, a americana SERENA WILLIAMS, cinco vezes campeã do torneio, derrotou a sensação local ASHLEIGH BARTY, de apenas 17 anos, por 2 sets a 0.
Pai do piloto de Fórmula 1 JENSON BUTTON, JOHN BUTTON foi encontrado morto em casa, ontem, na RIVIERA FRANCESA. Ele estava com 70 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do campeão mundial de 2009. Segundo informações iniciais, JOHN deve ter sofrido um ataque cardíaco. JOHN foi vice-campeão inglês de rali. Muito ligado ao filho, acompanhava-o com freqüência nas corrids. Ele tinha outros três filhos: NATASHA, SAMANTHA e TANYA.
Um jovem brasileiro foi preso em Miami, nos Estados Unidos, sob suspeita de enviar e-mails com falsas ameaças de bombas em um voo da TAM que seguia para o Brasil. As informações são de agências internacionais de notícias e da TV Globo. Francisco Fernando Cruz, de 22 anos, será indiciado sob suspeita de "ameaçar o transporte aéreo internacional". A mensagem eletrônica foi recebido pela polícia de Miami e pela TAM. O e-mail foi rastreado até que o brasileiro fosse identificado. Uma câmera do circuito interno de segurança gravou imagens do brasileiro usando o computador onde fez a ameaça. Ele pedia nas mensagens que não era para o voo decolar pois havia uma suposta bomba dentro de uma das aeronaves. O voo JJ8043 decolou de Miami na sexta-feira, no horário previsto, e não foram registrados incidentes até o pouso em Brasília. A polícia local afirmou que o suspeito embarcaria no avião ameaçado, mas foi preso em Miami vindo de Nova York, onde morava. OUTRO LADO: - Por meio de nota, a TAM informou que foi notificada pelas autoridades americanas sobre "suposta presença de bomba a bordo de uma de suas aeronaves". A companhia diz que "para garantir a segurança dos clientes e da tripulação, como já fez em outras circunstâncias de alarme falso, reforçou a inspeção" das bagagens e dos passageiros. Ainda segundo a empresa, "após intensa investigação junto às autoridades competentes, foi confirmada que a ameaça era falsa" e que "nenhum risco foi detectado à segurança" do avião. A família de Cruz informou à TV TEM, afiliada da TV Globo em Sorocaba, que ele voltaria para a cidade para renovar o visto de permanência nos Estados Unidos e disse não acreditar no envolvimento dele com a ameaça.
O professor TIAGO NERO CALLES amava a língua pátria e a música. Por isso, sua tese de mestrado em literatura e crítica literária foi pautada nas letras do compositor CHICO BUARQUE. Na dissertação “CHICO BUARQUE HOJE: POESIA, RESISTÊNCIA E UTOPIA”, ele define: “mesmo após a ditadura militar, a poesia de CHICO BUARQUE mantêm uma postura de resistência. Desnudando o tempo/espaço presente, criticando diretas e/ou indiretamente uma sociedade desarmônica e desumana. Tal crítica encontrou respaldo em outra forma de resistência ao real:a utopia”. O mestrado foi feito na PUC-SP. Antes, TIAGO cursou a Faculdade de Letras na UNESP de ASSIS, no interior. Foi nos bancos acadêmicos que conheceu a mulher, LÍVIA. Mudou-se de ASSIS para a região metropolitana ao ser aprovado em um concurso do estado para professor. Atualmente, dava aulas no Colégio HUGO SARMENTO, escola com quase 50 anos de existência, na VILA MADALENA. Corintiano roxo, TIAGO acompanhava todos os jogos do time. Ele morreu em 13 de janeiro, aos 33 anos. Nasceu em 1980. Sofria de uma doença congênita no coração.

Único jogador com três títulos de Copa se emocionou em homenagem da Fifa em Zurique - Agora, não resta nada ao maior de todos os tempos. Único jogador tricampeão da Copa do Mundo, autor de mais de mil gols e eleito o atleta do século XX, Pelé caminhava para encerrar a sua vida sem ter recebido o prêmio mais cobiçado por todos os futebolistas do planeta. Caminhava.
Michael Probst/AP
Pelé chora ao receber a Bola de Ouro especial concedida pela Fifa
Nesta segunda-feira, durante a premiação do melhor jogador do mundo de 2013, no Kongresshaus, em Zurique, na Suíça, a Fifa corrigiu uma ‘injustiça histórica’ e entregou a Bola de Ouro de honra ao Rei do Futebol, já aos 72 anos. "É uma honra para mim. Obrigado, obrigado", disse Pelé, com lágrimas nos lágrimas e voz embargada. Dentre todas as congratulações que podem ser entregues a um jogador de futebol, a Bola de Ouro era a única que não marcava presença na sala de troféus de Pelé. Isto porque, se desde 2010 ela é entregue em parceria com a Fifa, antes disto, era uma premiação oferecida pela revista francesa France Football somente a jogadores que atuavam na Europa. Como, em seus mais de 20 anos de carreira, o Rei só jogou pelo Santos Futebol Clube (Brasil) e pelo New York Cosmos (Estados Unidos), não teve a oportunidade de sequer concorrer à congratulação - o prêmio de melhor jogador do mundo, organizado pela entidade máxima do futebol mundial, por sua vez, foi criado apenas em 1991. Antes de ser chamado ao palco para ser congratulado, Pelé foi exaltado pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter. "Este é um prêmio de honra, que será entregue ao um jogador sensacional. Este é o momento de reconhecermos a grandiosidade deste atleta muito especial. Pela primeira vez, entregaremos o prêmio de honra da Bola de Ouro. Há poucos nomes que se destacam na história, mas, quando pensamos no futebol, há um nome que brilha entre todos. Nenhum jogador teve tanta influência, ninguém inspirou tanta gente a virar jogador de futebol. Seu talento é atemporal, sua criatividade, ilimitada", elogiou o mandatário. Pelé, então, foi anunciado e, assim que se posicionou para discursar, acabou abafado pela ovação que tomou conta do Kongresshaus. Uma salva de palmas capaz de dar inveja a qualquer espetáculo de teatro. Possível, somente, com o Rei do Futebol. Todos se levantaram e aplaudiram Pelé, que, como uma criança, se pôs a chorar. Um vídeo com os lances do eterno camisa 10, então, foi colocado no ar, para que o brasileiro se recompusesse. Quando tomou posse do microfone, enfim, agradeceu o fato de ter sido lembrado para receber o prêmio. "Muito obrigado pelas boas vindas calorosas. Prometi para a minha família que não iria chorar, mas sou muito emotivo. Agradeço a Deus por ter me dado saúde para jogar por tantos anos. Não conquistei nada sozinho. Tudo que tenho, devo aos meus companheiros, não somente aos jogadores, como também ao roupeiro, ao massagista, a muita gente boa que trabalhou comigo. E eu compartilho com eles o meu troféu", declarou o Rei. Pelé ainda admitiu que a Bola de Ouro era o único prêmio que faltava a sua galeria. "Eu joguei mais de 20 anos no Santos, depois mais um bom tempo no Cosmos. Eu recebi tantos troféu, prêmios e confesso fiquei com ciúmes da Bola de Ouro. Todo mundo recebia esta premiação, menos eu. Na época, eu não jogava na Europa, mas, agora, eu agradeço a Deus por ter a minha sala de troféus completa", decretou. Com a correção da Fifa nesta segunda-feira, Pelé agora se junta a Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2005) e Kaká (2007) e se torna o quarto brasileiro a conquistar a Bola de Ouro. Outras figuras históricas do futebol mundial como Alfredo Di Stéfano (1957), Lev Yashin (1963), Eusébio (1965), Bobby Charlton (1966), Johan Cruijff (1971/73/74), Franz Beckenbauer (1972/76) e Michel Platini (1983/84/85) também já receberam esta premiação. Em seus 21 anos de carreira, Pelé conquistou todos os títulos possíveis a um futebolista. Nascido em Três Corações, cidade do sul de Minas Gerais, o Rei se consolidou como maior jogador da história do futebol no Santos e na Seleção Brasileira. Pelo Peixe, conquistou dez títulos paulistas, seis brasileiros, duas Copas Libertadores da América e dois mundiais. Já pelo selecionado canarinho, venceu três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970) e se tornou o maior artilheiro da história da equipe verde e amarela. Encerrou a sua carreira em 1977, no New York Cosmos, dos Estados Unidos, e, em 1366 partidas na carreira, anotou 1283 gols - maior número da história. Em 1981, foi eleito o maior atleta do século XX, e, agora, poderá acrescentar uma Bola de Ouro ao seu inalcançável currículo.
Um dia após surpreender o mundo ao batizar o filho de uma mãe solteira, o PAPA FRANCISCO fez um aceno aos conservadores, hoje, em uma crítica contundente ao aborto. Ao denunciar a quantidade de alimentos que se desperdiça a cada dia no mundo, o papa atacou a cultura do descarte. “Infelizmente, não são objetos de descarte apenas os alimentos e os bens supérfluos, mas com freqüência os próprios seres humanos, que são descartados como se fossem coisas desnecessárias”, afirmou. O papa já havia expressado a rejeição à prática em sua primeira exortação apostólica, em 26 de fevereiro.
A polícia espanhola deteve uma fugitiva brasileira, de 33 anos, procurada por exploração e violação sexual de menores, corrupção e associação criminal, informou, hoje, o Ministério do Interior da ESPANHA. Outras 29 pessoas inclusive policiais, também foram detidas por participação no esquema. De acordo com o ministério, a mulher buscava clientes interessados em manter relações sexuais com as adolescentes. O ministério não deixou claro se as jovens também eram brasileiras. A fugitiva foi encontrada em LUGO, na GALÍCIA. Sua identidade não foi informada. As atividades da brasileira começaram entre 2005 e 2006, em CURITIBA, no PARANÁ. Segundo as autoridades espanholas, ela faz parte de um amplo grupo de pessoas acusadas de explorar, agredir e corromper sexualmente menores. A principal função dela era a de conseguir clientes interessados em manter relações sexuais com menores e acompanhá-los até os locais onde eram mantidos os encontros. Quando os clientes estavam com as menores, a polícia espanhola entrava no local, tirava fotografias, gravava imagens em vídeo e procedia com a detenção. Depois de os envolvidos serem levados à delegacia, os policiais exigiam dinheiro para libertá-los. Os agentes corruptos, então, dividiam o suborno entre os participantes do ilícito.

O ex-primeiro-ministro israelense ARIEL SHARON foi enterrado, hoje, na FAZENDA SYCAMORE, uma propriedade de sua família no DESERTO DE NEGUEV, perto da fronteira com a FAIXA DE GAZA. Líderes de cerca de 20 países, entre eles o vice-presidente dos EUA, JOE BIDEN, e o ex-premiê britânico TONY BLAIR, acompanharam o funeral. O presidente SHIMON PERES exaltou a figura de SHARON como um amigo, um líder e um general. Já o primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU, que reconheceu suas diferenças com SHARON, elogiou o papel do ex-premiê na independência de ISRAEL. As estradas por onde passou o caixão de SHARON foram patrulhadas por centenas de agentes de segurança.

2 -015     :     -      SEGUNDA-FEIRA
Com 36 graus nesta manhã, sinto-me desanimado. Faço o meu trabalho na biblioteca, atualizando o dia 13 de janeiro. Vou para SÃO PAULO no sufoco. Almoço com meu amigo FERREIRA e, por volta das 14:30 horas, o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES encontra-se comigo no hall de entrada do Corpo de Bombeiros.
Ele vai comigo até as dependências do prédio da ANITA GARIBALDI, 25, a fim de buscar a imagem de SANTO EXPEDITO, que estava na entrada da antiga sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC desde a data da revitalização do MMDC em 17 de dezembro de 2009. Caso o trabalho excepcional feito pela Prefeitura no prédio tivesse atendido aos pedidos para consertar o problema crônico das calhas internas, não teria havido a necessidade da Sociedade deixar o prédio. Mas isso são águas passadas e não há jeito de retornar atrás.
A lojinha da FUNDAÇÃO DOS BOMBEIROS está funcionando com as portas abertas do prédio. Uma moça trabalha nessa lojinha, mas ela conta que as chuvas de ontem (que não foram tão fortes) fez com que entrasse mais água nas dependências da entrada.
Apesar do calor, o MENDES quer ir até o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Na Avenida 23 de Maio ele mostra o trabalho de grafiteiros contratados pela Prefeitura para "embelezar" com painéis a avenida. Num desses painéis está um motivo alusivo ao Movimento Constitucionalista de 1932. Isso nos deixa alegres por perceber que o episódio da Revolução não está tão esquecido assim.
MENDES vai conhecer os cinerários novos, cada torre com 54 gavetas. Mostro a ele a sala onde está instalada a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que voltará à atividade no próximo dia 21. Ele quer manter um contato com o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO e, mais tarde, já em casa, telefono ao GEORGE e ele me atende de uma cidade de FORTALEZA.
Confirmo o horário da passagem do comando geral da PMESP para amanhã, dia 14, às 10 horas, na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO. Coloco o CORONEL PM MENDES a par da solenidade.
A chuva que cai hoje na cidade de GUARULHOS vem mais tarde, depois das 20 horas.      

A goleira da seleção brasileira de hóquei sobre grama INGE JOANNA VERMEULEN, de 30 anos, morreu ontem na HOLANDA. A atleta nasceu em AMERICANA - SP, mas foi adotada ainda criança, tendo sido criada na EUROPA. Os motivos da morte de INGE, que defendia o BRASIL desde 2011, ainda não foram revelados. Em nota, a Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama se pronunciou sobre a perda. "A CBHG e a comunidade brasileira do hóquei estão de luto", lamentou a entidade.

A ex-ginasta LAÍS SOUZA, que se acidentou gravemente durante a preparação para os Jogos Olímpicos de inverno do ano passado, receberá uma pensão vitalícia do governo federal. O benefício foi publicado na edição de hoje do DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. O projeto de lei que previa a assistência para a atleta havia sido proposto pelos deputados RUBENS BUENO (PP-PR) e MARA GABRILLI (PSDB-SP). Após a aprovação na Câmara e também no Senado, a presidente DILMA ROUSSEFF, finalmente, assinou o documento e sancionou a lei. LAÍS deverá receber o valor máximo pago pela Previdência Social, que atualmente é de R$4.663,75.

A Justiça do CEARÁ revogou hoje, a prisão temporária da farmacêutica carioca MIRIAN FRANÇA DE MELLO, de 31 anos. Ela é suspeita de envolvimento na morte da italiana GALA BÁRBARA MOLINARI, encontrada com sinais de estrangulamento no dia 25 de dezembro, em JERICOACOARA. De acordo com a decisão do juiz JOSÉ ARNALDO DOS SANTOS SOARES, a carioca não poderá se ausentar do CEARÁ pelo prazo de 30 dias. MIRIAN estava presa desde o dia 29 de dezembro, acusada de ser a principal suspeita de envolvimento no criem. Ela acompanhava a italiana durante a viagem ao CEARÁ. Ela nega envolvimento no crime.

Após receber informações da polícia do MÉXICO sobre as circunstâncias da morte de DEALBERTO JORGE SILVA, de 35 anos, em CANCÚN, a família do rapaz descartou a hipótese de crime envolvendo a máfia mexicana. "Nem a polícia nem nenhum dos amigos têm qualquer indício para acreditar que exista de fato algum envolvimento com máfia mexicana", afirmou o primo da vítima, o advogado JULIANO GIROLLA, ao G1. O empresário caiu de uma altura de dez metros em um prédio da PLAYA DEL CARMEN, próximo a CANCÚN. Antes ele tinha enviado uma mensagem de áudio para amigos pedindo ajuda e dizendo que seria sequestrado. 

A primeira edição da revista de sátira "CHARLIE HEBDO" após o atentado que dizimou os principais nomes de sua redação foi criticada por organizações e autoridades muçulmanas. A publicação traz em sua capa uma caricatura do profeta MAOMÉ chorando e segurando uma placa com a frase "JE SUIS CHARLIE", lema das manifestações contra o atentado. Acima da imagem, o título "TOUT EST PARDONNÉ" (TUDO É PERDOADO).
"É uma provocação injustificada para o sentimento de 1,5 milhão de muçulmanos em todo o mundo", afirmou a instituição DAR AL-IFTA, que representa os muçulmanos no EGITO. SHAWQI AL-LAM, principal clérigo daquele país, disse que a charge era um ato racista que iria incitar o ódio e revoltar os muçulmanos.
"Qualquer muçulmano responsável achará difícil de aceitar (a capa)", disse ABDELBAKI ATTAF, administrador de uma mesquita em PARIS.
O Conselho Francês do Culto Muçulmano e a União das Organizações Islâmicas da França divulgaram comunicado conjunto em que pedem à comunidade muçulmana que "mantenha a calma e evite reações emotivas que sejam incompatíveis com a sua dignidade" e dê mostras de "respeito pela liberdade de expressão".
A revista estará nas bancas amanhã, em um total recorde de três milhões de exemplares. A edição será traduzida em 16 idiomas, incluindo o árabe. O conteúdo traz desenhos inéditos de CHARB, CABU, TIGNOUS e WOLINSKI. O humor satírico foi mantido e há caricaturas de MAOMÉ nas oito páginas da edição.
O francês FRITZ-JOLY JOACHIN, de 29 anos, detido na BULGÁRIA no dia 1º por ter tentado viajar à SÍRIA, é suspeito de ter mantido vínculos com CHÉFIF KOUACHI, um dos autores do ataque contra a "CHARLIE HEBDO".
O presidente francês, FRANÇOIS HOLLANDE, afirmou, durante cerimônia em homenagem aos três policiais que morreram nos atentados, que "o país ainda está sob ameaça". "A nossa grande FRANÇA nunca quebre, nunca cede, não se verga. Dá a cara e está de pé", disse, acrescentando que a "ameaça" ainda existe, no "exterior" e no "interior".
Já o ministro da Defesa, JEAN-YVES LE DRIAN, afirmou que os combatentes do Estado Islâmico têm de ser eliminados. "O ESTADO ISLÂMICO é um exército terrorista com combatentes de todos os lugares. É um exército internacional que tem de ser dizimado".
Em JERUSALÉM, milhares de pessoas participaram do funeral das quatro vítimas judias do atentado contra um mercado de PARIS. Durante a cerimônia, o primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU afirmou que os líderes mundiais começam a compreender a ameaça representada pelo extremismo islamita após os ataques da semana passada.
O presidente de ISRAEL, REUVEN RIVLIN, disse considerar inaceitável que os judeus tenham medo de caminhar pelas ruas da EUROPA com vestes religiosas. No início do funeral, o rabino TZEMAH MAZUZ homenageou as vítimas e disse que "DEUS vai se vingar dos inimigos" de ISRAEL e também dos que se regozijaram.

Um vídeo divulgado hoje pelo ESTADO ISLÂMICO mostra aparentemente a execução de dois homens, que seriam espiões da RÚSSIA, pelas mãos de uma criança. O vídeo de sete minutos e meio, produzido pelo AL-HAYAT, canal de mídia oficial do EI, começa com entrevistas aos dois homens, que confessam serem espiões atuando na SÍRIA e na TURQUIA. Os homens são vistos ajoelhados de costas para um militante e um menino. Tanto o jihadista adulto quanto o menino parecem ser de origem asiática.

Os hackers que invadiram a conta do Comando Central dos ESTADOS UNIDOS no TWITTER, na segunda-feira, vazaram telefones, e-mails e endereços de mais de três mil generais norte-americanos da ativa e da reserva - entre eles, membros do alto comando das Forças Armadas. Na pasta que eles disponibilizaram para download, estão documentos sobre a CORÉIA DO NORTE, a CHINA, a AFRICA CENTRAL e a INDONÉSIA. O grupo, identificado como CYBERCALIPHATE (CIBER CALIFADO, em português), seria ligado ao ESTADO ISLÂMICO.

Mergulhadores recuperaram, hoje, a caixa-preta com a gravação das conversas da cabine do avião da AIR ASIA. O voo QZ-8501 perdeu contato com a torre de controle de tráfego aéreo em meio ao mau tempo em 28 de dezembro, percorrido menos da metade de um trajeto de duas horas entre SURUBAYA (na INDONÉSIA) e CINGAPURA. Não houve sobreviventes entre as 162 pessoas a bordo. Os investigadores podem levar até um mês para completar a leitura dos dados.           

2 016     :    -     QUARTA-FEIRA
Transferindo para reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 841851-9 Mauricio Moraes de Souza - 4º GB - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-0052/16 - Pr. 6.787.914/16).
MAURÍCIO MORAES DE SOUZA nasceu em 5 de outubro de 1963. Entrou para a PMESP em 27 de agosto de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1989. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1990); 1º TENENTE (15 de dezembro de 1991) e CAPITÃO (15 de dezembro de 2003.
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-16, o Cel PM 852103-4 Paulo Henrique Domingues - 3º BAEP - São José dos Campos/SP (TLTS e FRCTS DP-031/16 - Pr. 6.775.265/16).
PAULO HENRIQUE DOMINGUES nasceu em 27 de janeiro de 1967. Entrou para a PMESP em 4 de fevereiro de 1985. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1989. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1990); 1º TENENTE (15 de dezembro de 1991) e CAPITÃO (15 de dezembro de 2003).
 Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 840933-1 Wagner Luis Cardoso Mora - 15º GB - Sorocaba/SP (TLTS e FRCTS DP- 0068/16 - Pr. 6.785.712/16)
WÁGNER LUÍS CARDOSO MORA nasceu em 9 de dezembro de 1965. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1988. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1989) e 1º TENENTE (15 de dezembro de 1990).

Numa manhã incerta, nebulosa, mas de temperatura alta, vou para o Corpo de Bombeiros por volta das 11:30 horas. Passo pela agência bancária que fica no interior do CB. Mantenho um contato com nosso amigo FERREIRA e vamos almoçar em sua companhia e de RAFAEL. Eles estão programando uma viagem para FEIRA DE SANTANA em 15 de janeiro (próximo sábado). Conversamos sobre os últimos acontecimentos no centro da cidade, ontem, quando, mais uma vez, a Polícia Militar age de maneira que evita a baderna que se programava mais uma vez pelos chamados blackblocs.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
São Paulo, 13 de janeiro de 2016.
OFÍCIO Nº CPAM1- 001/05/16
Do Cmt Pol Área

www.policiamilitar.sp.gov.br

 cpam1p5@policiamilitar.sp.gov.br
 
M-1
Ao Sr Cel PM Mário Fonseca Ventura
Presidente Executivo da Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C.
 Assunto: Autorização para concessão de Medalha.
1. Cumprimentando-o cordialmente, sugiro a V. S.ª a indicação dos militares, autoridades e civis abaixo elencados para concessão da medalha “Medalha Dráusio Marcondes de Sousa”:
1.1. Cel PM Francisco Alberto Aires de Mesquita;
1.2. Cel PM Audi Anastácio Félix;
1.3. Cel PM Ieros Aradzenka;
1.4. Cel PM Gilberto Tardochi da Silva;
1.5. Cel PM Reynaldo Simões Rossi;
1.6. Cel PM Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli;
1.7. Cel PM Nivaldo Cesar Restivo;
1.8. Cel PM Celso Luiz Pinheiro;
1.9. Cel PM Rogério de Oliveira Xavier;
1.10. Cel PM Humberto Gouveia Figueiredo;
1.11. Cel PM Sérgio Felleto;
1.12. Cel PM Ernesto Púglia Neto;
1.13. Cel PM Roberto Rodrigues Junior;
1.14. Cel PM Luis Henrique Di Jacintho Santos;
1.15. Ten Cel PM Henrique Motta Neves;
1.16. Ten Cel PM Francisco Alves Cangerana Neto;
1.17. Ten Cel PM André Luis de Oliveira;
1.18. Ten Cel PM Márcio Streifinger;
1.19. Maj PM Cicero da Silva Pires;
1.20. 1º Ten PM Renato Souza Machado;
1.21. 2º Ten PM Írio Trindade de Jesus;
1.22. 1º Sgt PM Jonas Siqueira de Oliveira;
1.23. Cb PM Edson de Melo da Silva;
1.24. Cb PM José Luiz Pereira Leite;
1.25. Cb PM Marcelo de Souza Silva;
1.26. Cb PM Edmilson dos Santos Elizeu
1.27. Dr. Luiz Eduardo Vitagliano
1.28. Sr. Luciano Martins Farias;
1.29. Sr. Pedro Matizonkas Neto;
1.30. Sra. Vilma Peramezza;
1.31. Sra. Marta Lilia Porta Campoamor Regairás;
1.32. Sr. Mituru Korara Takarabe.
2. A outorga da Medalha Dráuzio Marcondes de Sousa dar-se-á no dia 21 de janeiro de 2016 às 16:30h, na sede do CPA/M-1, Rua Vergueiro 363, Liberdade, São Paulo – SP.
3. Apresento à V. Sª. os protestos de elevada estima e consideração.
LUÍS HENRIQUE DI JACINTHO SANTOS
 Cel PM Comandante

Os projéteis encontrados nos corpos dos quatro mortos na chacina de 2 de janeiro, em GUARULHOS, não são do tipo ponto 40, usados em armas de policiais, afirmou o secretário de Segurança Pública, ALEXANDRE DE MORAES.
De acordo com ele, os disparos contra as vítimas partiram de pistola 9 milímetros e revólver calibre 38.
Entretanto, a Polícia Civil da cidade disse ter encontrado cápsulas ponto 40 no local. Os agentes apuram se há participação de PMs na matança para vingar a morte de um cabo no dia 30 de dezembro, próximo ao local.
MORAES revelou também que quatro criminosos, ligados ao tráfico de drogas e que confessaram uma série de outros crimes, foram presos hoje com pistolas 9 mm. As autoridades desconfiam que o grupo tenha participado da chacina. A arma será encaminhada à perícia para confronto balístico.

A consultora de vendas ROSEMEYRE GOMES PINHEIRO DE ANDRADE, de 64 anos, que havia levado dois tiros na cabeça durante uma tentativa de assalto ontem à noite, na MÓOCA, zona leste da capital, morreu no hospital, conforme a Secretaria Municipal de Saúde.
A vitima foi ferida por dois bandidos ainda não identificados, que queriam roubar seu carro HYUNDAI HB205. Câmeras de segurança flagraram a ação da dupla, que abordou ROSEMEYRE na rua RODRIGO AVAREZ.
Conforme a polícia, ela de assustou e acelerou, momento em que foi baleada. Desgovernado, o carro só parou ao bater em uma caminhonete, poucos metros a frente, na Rua SAPUCAIA. Uma colega da vendedora, de 20 anos, estava de carona no carro ficou ferida, mas passa bem.
Antes de abordarem a consultora, os bandidos roubaram um empresário de 42 anos, que estava em sua RANGE ROVER EVOQUE, no TATUAPÉ, também na zona leste.
Os criminosos levaram o carro da vítima, que decidiu segui-los em um VW FOX, também de sua propriedade. A perseguição ocorreu até a MÓOCA, onde a dupla bateu o carro de luxo contra um HONDA FIT de uma mulher, que ficou machucada.
Os bandidos, então, abandonaram a RANGE ROVER e decidiram continuar a fuga a pé. Na Rua RODRIGO AVAREZ, cruzaram com o HB205 de ROSEMEYRE. Depois de ferirem a vendedora, ainda roubaram um FIAT ELBA de um idoso de 60 anos e não foram mais vistos.

O ex-seringueiro JOSÉ COELHO DE SOUZA pode ser o homem mais velho do mundo. Natural de FORTALEZA, no CEARÁ, o idoso tem 131 anos e vive em uma comunidade chamada ESTIRÃO DE ALCÂNTARA, no interior do ACRE, conforme divulgou o INSS nesta semana.
Há dois anos, SOUZA, nascido em 10 de março de 1884, recebeu a visita de servidores do instituto para comprovar que estava vivo e, assim, seguisse recebendo a aposentadoria. Mas a história só foi revelada após o gerente da agência central de RIO BRANCO, KENNEDY AFONSO, tê-la publicado no FACEBOOK.
"Perguntei ao seu filho se alguém já o tinha entrevistado. Para meu espanto, ainda não. De imediato me veio a pergunta: onde estão os nossos historiadores? Segundo seu filho, ele é bastante lúcido e tem muita história para contar. Apresento o cearense JOSÉ COELHO DE SOUZA, que veio do ACRE quando tinha apenas 11 anos de idade", escreveu o servidor.
Ao portal G!, a filha do aposentado, CIRLENE SOUZA, 30 anos, disse que quando nasceu, seu pai já tinha 101 anos. JOSÉ COELHO DE SOUZA tem três filhos, vive com a mulher, bem mais nova, de 62 anos, e uma neta de 16. Em 2010 teve um AVC e hoje precisa de cuidados especiais.
"Tem dias que ele está lúcido, mas outros não reconhece nem mesmo os filhos. Ele era muito pequeno quando veio para o ACRE, trabalhar na extração de borracha numa colocação acima de SENA MADUREIRA (a 30 minutos de barco de onde vivem hoje)", contou a filha.
CIRLENE fica chateada quando alguém põe em dúvida a idade do pai. "Às vezes ofende porque está tudo registrado, os  documentos dele já passaram por perícia", explicou.
Em 21 de agosto do ano passado, no GUINNESS WORLD RECORDES (Livro dos Recordes), o japonês YASURARO KOIDE, de 112 anos, foi reconhecido como o homem mais velho do mundo. O idoso nasceu em 13 de março de 1902, trabalhou como alfaiate e mora em NAGOYA. Ele tomou o lugar da também japonesa SAKARI MOMOI, de TÓQUIO, que morreu aos 112 anos em julho de 2015.

Afastado da FIFA desde setembro do ano passado, por suposto envolvimento em esquema de corrupção, JERONE VALCKE acabou demitido hoje pela entidade máxima do futebol.
Em comunicado oficial, o Comitê de Emergência da FIFA decidiu tirar o francês do cargo de secretário-geral e cortar qualquer vínculo empregatício entre ele e a entidade. O dirigente ainda poderá ser suspenso por nove anos de qualquer atividade relacionada ao futebol.
Acusado de participação em um esquema ilegal de venda de ingressos na COPA DO MUNDO DE 2014, VALCKE foi responsável por vistoriar o andamento das obras dos estádios nas cidades-sede durante o MUNDIAL no BRASIL.
O cartola começou a ser investigado após denúncias do empresário americano israelense BENNY ALON, que acusou VALCKE de montar um esquema para ficar com 50% dos lucros da comercialização de 11 mil bilhetes da COPA. As entradas eram negociadas por um valor quatro vezes maior e teriam dado cerca de 2 milhões de euros (8,83 milhões de reais, na cotação atual) ao francês.
No início deste ano, o Comitê de Ética da FIFA encerrou as investigações e pediu para que VALCKE fosse banido por nove anos do futebol por entender que ele violou sete artigos do código disciplinar. Desde o início das investigações, o dirigente diz ser inocente. Ele ainda não se pronunciou sobre o desligamento. O alemão MARKUS KATTNER segue como o interino no cargo deixado por VALCKE.
Além da punição ao francês, a FIFA prometeu lutar por outra ainda mais rigorosa a JOSEPH BLATTER e MICHEL PLATINI, ambos punidos com oito anos de afastamento por suspeita de corrupção. A entidade discorda da decisão e entende que ela foi branda.
As eleições da FIFA estão marcadas para 26 de fevereiro e cinco concorrentes lutam pelo cargo. São eles: ALI BIN AL HUSSEI (JORDÂNIA), SALMAN BIN EBRAHIM AL KHALIFA (BAHREIN), JEROME CHAMPAGNE (FRANÇA), GIANNI INFANTINO (SUÍÇA) e TOKYO SEXWALE (ÁFRICA DO SUL).

Depois de muita repercussão pela conquista do PRÊMIO PUSKAS (gol mais bonito do ano) da FIFA, WENDELL LIRA desembarcou no Aeroporto de GOIÂNIA ovacionado por dezenas de torcedores. Com o troféu em mãos e a pulseira da celebração ainda no pulso, o atacante seguiu para o estádio do VILA NOVA e relembrou a emoção. "Naquele momento, achei que desmaiaria. Minha esposa falou para eu respirar. Quando o NAKATA anunciou meu nome, respirei fundo para conseguir ir lá. Não fiquei nem um segundo sequer sem o troféu. Não despachei. Fiquei com medo de perder. Foi bem cansativo. Não queria dormir para não acabar esse momento".

O ex-goleiro colombiano MONDRAGÓN, que quebrou um recorde na COPA DO MUNDO no BRASIL ao se tornar o jogador mais velho a disputar um MUNDIAL (então com 43 anos), está internado após tentar se suicidar. Segundo a FOX SPORTS INTERNACIONAL, o ex-jogador, hoje com 44 anos, deu entrada na Clínica FUNDACION VALLE DEL LILI, na COLÔMBIA, com "um desiquilíbrio metabólico". A imprensa local ainda afirmou que MONDRAGÓN teria tentado overdose. Com o quadro estável, ele deverá receber alta hospitalar ainda amanhã.

RAQUEL SANTOS, finalista do MUSA DO BRASIL, que morreu na segunda-feira, dia 11 de janeiro, aos 28 anos, após se submeter a um procedimento estético, foi enterrada nesta noite. O sepultamento estava marcado para ontem, mas foi impedido pelas autoridades policiais porque a autópsia não havia sido realizada. A morte de RAQUEL continua sendo investigada pela Polícia Civil.