domingo, 14 de fevereiro de 2016

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DOS PRESIDENTES DOS NÚCLEOS E DAS COMISSÕES EM 12 DE FEVEREIRO DE 2016, NA SEDE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, PRAÇA IBRAHIM NOBRE, S/Nº, MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32 - SP.

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DOS PRESIDENTES DOS NÚCLEOS E DAS COMISSÕES EM 12 DE FEVEREIRO DE 2016, NA SEDE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC – PRAÇA IBRAHIM NOBRE, S/Nº, MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32 SÃO PAULO/SP.
   Aos doze dias do mês de fevereiro de 2016, na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Praça Ibrahim Nobre, s/nº, Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 - SP, realizou-se a reunião da Diretoria Executiva e dos presidentes dos Núcleos e das Comissões, sobre a presidência do CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA. Compareceram nessa reunião: CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, Vice-presidente da Diretoria Executiva; Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, coordenador do núcleo MMDC OESTE-LAPA, Presidente da Comissão do Resgate da Memória da Revolução Constitucionalista de 1932; Professor JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR, Presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO PEDRO; ORÍTIA ABREU SERAFIM, Diretora da Juventude; TOMAZ VAQUERO BRASIL BICCA, Presidente da Diretoria Executiva do NÚCLEO MMDC ATIBAIA "SOLDADO BENTO SOARES"; HERNNANNY GUTIERREZ, Presidente do Conselho Deliberativo do NÚCLEO MMDC ATIBAIA "SOLDADO BENTO SOARES"; TIAGO RODRIGUES PEGGAU E SILVA, Presidente do Núcleo de Correspondência de SANTO AMARO; RODRIGO GUTENBERG, Presidente do Núcleo MMDC NORTE "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO"; CAPITÃO PM FÁBIO OKASAKI CINTRA, Vice-Presidente do Núcleo MMDC NORTE "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO"; CABO PM PATRÍCIA DE REZENDE, também do Núcleo MMDC NORTE; 1º SARGENTO PM JOÃO MACIEL DA COSTA FILHO, dos BOINAS PRETAS (ROTA); Veterano do Exército DANIEL MAZZEI SYDOW.

Às 14:30 horas, o Sr Presidente MARIO FONSECA VENTURA, empossado em 7 de julho de 2015 para o biênio 2015/2017, deu início aos trabalhos da reunião da Diretoria Executiva e dos presidentes dos Núcleos e das Comissões, com uma salva de palmas às bandeiras existentes no local da Reunião, como reza o nosso Estatuto.

Como Secretário nomeado “ad hoc”, eu, RODRIGO GUTENBERG, passei a coligir os dados da presente reunião.

O Senhor Presidente permitiu aos presentes que discorressem sobre os seus propósitos com relação a esta reunião, principalmente tendo-se em vista o interesse dos veteranos do Exército e da Polícia Militar em participar da Parada Cívica Militar do 9 de Julho, Data Magna do Movimento Constitucionalista de 1932.
Na Pauta desta reunião está o Plano de Ações da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para 2016, já divulgado na internet (blogs e facebook):

MEUS AMIGOS, MINHAS AMIGAS
Agradeço a todos e a todas pela ajuda imensa que me deram durante o ano de 2015, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, principalmente por ocasião da mudança da sede, imprescindível e inadiável, para o Monumento ao Soldado Constitucionalista de 32-MMDC.
Mas, se de um lado beneficiou enormemente o MMDC, por outro lado tornou-se muito difícil trabalhar no Obelisco do Ibirapuera, face as visitas diárias que lá recebemos. Não há como atender o público e trabalhar nos projetos necessários para o bom andamento da missão. Essa situação levou o Presidente a elaborar um Ofício ao Diretor de Ensino e Cultura, CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, solicitando medidas importantíssimas para que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC possa desempenhar bem o seu papel.
Considerando que a Força Pública, hoje Polícia Militar do Estado de São Paulo participou ativamente da EPOPÉIA DE 32, com todo o seu efetivo, possibilitando os feitos e os fatos do Movimento Constitucionalista que culminaram na constituinte de 1933 e a Carta Magna de 16 de julho de 1934. Sem a participação da Força Pública não teria acontecido a revolução de 1932.
Considerando que a Polícia Militar do Estado de São Paulo comemora, juntamente com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC as datas significativas de 23 de maio (morte de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO); 9 de Julho, data da deflagração da Revolução e 2 de outubro, em que se comemora a Cessação das Hostilidades.
Considerando a Lei número 1.547, de 5 de janeiro de 1978, que estabeleceu o DIA DA JUVENTUDE; a Lei número 9.497, de 5 de março de 1977 que transformou o 9 de julho em DATA MAGNA para SÃO PAULO; o Decreto número 51.130, de 25 de setembro de 2006 que determinou que a Polícia Militar execute a administração, manutenção, segurança e restauro do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.
Considerando a criação de dezenas de núcleos diretamente ligados entre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a exemplo do Núcleo MMDC "CADETE RUYTEMBERG ROCHA", situado na Academia Militar do Barro Branco; o Núcleo MMDC "GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO", na Escola Superior de Soldados; o Núcleo MMDC-TENENTE-CORONEL ÁLVARO MARTINS "AUDAZES BOMBEIROS - LUZ DA PÁTRIA", na Escola Superior dos Bombeiros; o Núcleo MMDC - GAVIÕES DE PENACHO, no Grupamento de Rádio-Patrulha Aérea "JOÃO NEGRÃO"; o Núcleo MMDC "CORONEL PEDRO DIAS DE CAMPOS", no 1º Batalhão de Polícia de Choque "TOBIAS DE AGUIAR"; o Núcleo MMDC "CORONEL ARLINDO DE OLIVEIRA", no Regimento de Polícia Montada "9 de Julho", e muitos outros em outras Unidades da Polícia Militar.
Considerando que, dentre a expansão e o desenvolvimento da Sociedade Veteranos de 32-MMDC no cenário nacional, atrelado à própria Corporação, há necessidade imperiosa de se reformar condignamente o atual Estatuto da instituição, talvez até com a intervenção governamental. Isso já foi pedido ao Administrador do Monumento Mausoléu que, com toda a certeza, já levou o problema para seus superiores, que irão estudar com a devida atenção, pois é absolutamente necessário que a situação do MMDC seja mudada.
Foi proposta em setembro a mudança da sede da Sociedade para um próprio do Estado, possibilitando o arejamento do MMDC no sentido de continuar com suas atividades, face a verificação que se torna impossível trabalhar no Monumento Mausoléu, onde não há salas adequadas para atender os associados e visitantes.
Todos têm conhecimento que há no MMDC apenas uma funcionária que além de atender o público, tem outros afazeres que a sobrecarregam sobremaneira (elaboração de boletos, depósitos e retiradas de dinheiro em banco, envio de cartas pelo correio, etc, etc). Ao lado de tudo isso está a elaboração de listas e confecções de diplomas para a entrega das honrarias do MMDC, o que ocupa um grande espaço de seu tempo.
Para o ano de 2016 há premente necessidade de revitalização de certas regras que não foram cumpridas nos últimos anos:
1º elaboração do competente ofício por parte da autoridade proponente à entrega das honrarias ao Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC com o prazo mínimo de um mês, já citando em anexo ao ofício as personalidades que deverão receber a honraria, e seus respectivos currículos. O número de recipiendários não pode ultrapassar de 32, em homenagem ao ano da revolução. Entregue a lista  esta não poderá mais ser mudada. Caso algum nome seja obrigado a ser retirado, não haverá substituição em hipótese alguma, a fim de não criar confusões de última hora, fato que aconteceu com certa frequência nos últimos anos;
2º a compra das peças das honrarias em metalúrgica que melhor satisfizer a autoridade proponente, evitando-se ao máximo os comentários dos alcoviteiros de plantão que, embora de maneira velada, fala-se por despeito em compra de medalhas. O MMDC nunca vendeu e nunca venderá medalhas, sendo até motivo de calúnia, difamação ou injúria (passível de ação criminal);
3º face as deficiências do MMDC, a autoridade proponente auxiliará ao máximo na confecção dos respectivos diplomas, em íntima ligação com a Sociedade;
4º em princípio as medalhas da Sociedade são outorgadas aos associados, a fim de fortalecer os laços da entidade para com seus participantes ativos. Os casos particulares deverão ser submetidos ao Conselho das Medalhas.
Como entramos em 2016 apenas com 22 combatentes vivos, sendo que o caçula está com 101 anos, iremos revitalizar a COFAM (COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32), sendo que iremos designar um coordenador para essa Comissão. A COFAM foi criada, em 9 de julho de 2012, num pronunciamento do presidente do MMDC, na Assembléia Legislativa, mas no ano passado não foi considerada devidamente, face as grandes dificuldades oferecidas por causa da mudança da Sociedade para o Obelisco do Ibirapuera.
A participação da juventude nos eventos do MMDC é imperiosa. As crianças abriram o Desfile Cívico-Militar do último 9 de Julho e foi alvo de calorosas palmas da multidão que lotou as imediações da Avenida Pedro Álvares Cabral. Nossa associada ORÍTIA ABREU SERAFIM desempenhou de forma brilhante a coordenação das crianças. Está sendo oferecida a ela a Diretoria da Juventude da Executiva da Sociedade. Aguardo sua resposta nesse sentido. Não temos mais veteranos em condições físicas de participar dos desfiles. A substituição dos veteranos precisa ser feita pela juventude atual.
Devemos lutar de todas as maneiras contra a inadimplência de associados. Quase 40% do quadro societário "esquece" de pagar os devidos boletos. Obriga-se a expedição de novo boleto, com grande desgaste da funcionária que já está por demais sobrecarregada. Ao lado do combate aos associados devedores há necessidade de se trabalhar no sentido de que se processe o aumento societário.
Por último, devemos atender da melhor maneira possível aos turistas que frequentam o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Após a reabertura em 9 de dezembro de 2014, o Monumento recebeu a visita de turistas de 35 países. Deveria, desde a sua abertura, haver o sistema de tradução do histórico do Monumento e da própria Revolução de 32, mas isso não foi pensado pelo governo, naquela época.
FACE AO EXPOSTO, solicito a AJUDA DE TODOS no sentido de minimizar as dificuldades que estamos enfrentando. Acataremos sugestões, mas, não procurem apenas sugerir, mas sim trazer as adequadas soluções. Muita coisa tem se falado, mas pouca coisa de prático tem-se feito. Os abnegados que se dedicam inteiramente à Sociedade são muitos poucos. Aceitamos o voluntariado que realmente traga resultados práticos.
PRO MMDC FIANT EXIMIA. A UNIÃO FAZ E TRAZ A FORÇA!!!!

O Senhor Presidente ratificou ORÍTIA ABREU SERAFIM como Diretora da Juventude, que terá desempenho importantíssimo na Parada Cívica Militar de 9 de Julho, quando cuidará da organização das crianças fardadas na abertura do Desfile;

O Senhor Presidente também ratificou os nomes de RODRIGO GUTENBERG e CAPITÃO PM FÁBIO OKASAKI CINTRA para serem o Presidente e Vice, respectivamente, do revitalizado Núcleo MMDC-NORTE "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO";

Foi assinalado pelo Senhor Presidente que os canais de comunicação entre as diretorias, núcleos e comissões estão abertos, salientando que a divulgação dos trabalhos de todos deverá ser prioridade nos blogs, sites e redes sociais. Todos devem colaborar com RODRIGO GUTENBERG, encarregado do site da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Completada a finalidade desta reunião, o Senhor Presidente declarou encerrada a reunião por volta das 16 horas. E, para constar, digitei a presente ata, que, depois de lida e aceita, vai assinada pelo Senhor Presidente e por mim:
________________________
MARIO FONSECA VENTURA
Coronel PM  Presidente
____________________
RODRIGO BITENCURT


Secretario "AD HOC"

13 DE FEVEREIRO DE 2016 - SÁBADO

D I A     T R E Z E      D E     F E V E R E I R O     D E     2016     –     S Á B A D O.
79 anos, 1 mês e 17 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 219º DO ANO 66º - MÊS 8º
57 anos e 252 dias na PMESP.
57 anos e 2 dias no início da ESCOLA DE OFICIAIS – 20 420 dias – 492 676 h.
52 anos e 159 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
27 anos e 335 dias no Posto de Coronel – 335 meses e 1 dia.
10 257 dias CORONEL - 24 anos e 61 dias na reserva.
4 anos e 220 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 806-259 420                       10 257-246 144                                10 522-251 676.
DIA DE SANTA CATARINA DE RICCI. Ingressou com somente 12 anos na Ordem dominicana. Ainda bem jovem foi nomeada mestra de noviças e pouco depois vice-prioresa de seu convento. A partir dos 30 anos, exerceu vitaliciamente a função de prioresa. Grande mística, era arrebatada em freqüentes êxtases a propósito da PAIXÃO DE NOSSO SENHOR CRISTO. Correspondeu-se com SÃO FELIPE NÉRI, com SÃO CARLOS BORROMEU e com o PAPA SÃO PIO V.
DIA DE SÃO SANTIAGO MILLER. Professor, natural dos EUA, era um religioso lassalista a serviço da comunidade indígena de HUEHUETENANGO, na GUATEMALA. Em 1981, denunciou as condições de vida do local. Morreu assassinado, aos 37 anos, por quatro pessoas armadas, em 1982.

986 a. na noite da morte do PAPA HONÓRIO II, o romano GREGÓRIO DE PAPARESCHI é escolhido papa por uma minoria e toma o nome de INOCÊNCIO II. Pouco depois, a maioria elege outro papa, o cardeal PIETRO PIERLEONI, que se torna o antipapa ANACLETO II, em 13 de fevereiro de 1130. Com a divisão, que só terminaria após a morte de ANACLETO II, INOCÊNCIO II é obrigado a viver na FRANÇA.
474 a. GONZALO PIZARRO e FRANCISCO DE ORELLANA descobrem o RIO AMAZONAS, em 13 de fevereiro de 1542.
445 a. morre BENVENUTO CELLINI, escultor renascentista italiano, em 13 de fevereiro de 1571. 
327 a. com o fim da Revolução Gloriosa, MARY II, filha do rei deposto, e GUILHERME DE ORANGE, marido dela, são proclamados soberanos. Para tanto, precisam aceitar a declaração de direitos, que diminui o poder da realeza e aumenta a autonomia do Parlamento, em 13 de fevereiro de 1689.
204 a. surge em SANTIAGO o primeiro periódico chileno, LA AURORA, dirigido por CAMILO HENRÍQUEZ, em 13 de fevereiro de 1812.
179 a. morre MARIANO JOSÉ DE LARRA, escritor espanhol, em 13 de fevereiro de 1837.
176 a. nasce CAMPOS SALES em 13 de fevereiro de 1840. Falece em 28 de junho de 1913.
133 a. morre RICHARD WÁGNER, músico alemão, em 13 de fevereiro de 1883.
124 a. nasce CARLOTA PEREIRA DE QUEIRÓS, em SÃO PAULO, no dia 13 de fevereiro de 1892. Era filha do doutor JOSÉ PEREIRA DE QUEIROZ e de dona MARIA V. DE AZEVEDO PEREIRA. Formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo (1926), com a tese “ESTUDOS SOBRE O CÂNCER”. Interna da terceira cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina do RIO DE JANEIRO e chefe do Laboratório de Clínica Pediátrica (1928), como assistente do professor PINHEIRO CINTRA. Foi comissionada pelo governo de SÃO PAULO em 1929 para estudar Dietética Infantil em centros médicos da EUROPA. Membro da Associação Paulista de Medicina de SÃO PAULO, Association Française pour l`Étude du Cancer, Academia Nacional de Medicina e Academia Nacional de Medicina de BUENOS AIRES. Fundou a Academia Brasileira de Mulheres Médicas, em 1950. Foi a primeira deputada federal da História do BRASIL, eleita pelo Estado de SÃO PAULO em 1934, fez a voz feminina ser ouvida no Congresso Nacional.
Seu mandato foi em defesa da mulher e das crianças, trabalhava por melhorias educacionais que contemplassem melhoria no tratamento das mulheres. Além disso, publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira. Ocupou seu cargo até o Golpe de 1937, quando GETÚLIO VARGAS fechou o Congresso.
A política entrou em sua vida durante a Revolução Constitucionalista de 1932, quando o Estado de SÃO PAULO rebelou-se contra o governo provisório de GETÚLIO VARGAS. Junto com a CRUZ VERMELHA paulista, ela organizou um grupo de 700 mulheres para dar assistência aos feridos. Além de prestígio, esse trabalho garantiu a ela uma vaga na Assembléia Nacional Constituinte, sendo empossada em novembro de 1933. A parlamentar elaborou o primeiro projeto sobre a criação de serviços sociais no país. Após a promulgação da nova Carta, em 1934, elegeu-se novamente. Faleceu em BELÉM DO PARÁ no dia 14 de abril de 1982.  
120 a. do PARQUE ESTADUAL ALBERTO LÖFGREN, ou “HORTO FLORESTAL”, como é mais conhecido. Foi criado em 13 de fevereiro de 1896.
119 a. os jornais publicam que a RUA BONITA, no trecho compreendido entre a dos ESTUDANTES e travessa do CONSELHEIRO FURTADO não está em boas condições de trânsito e saúde pública, em 13 de fevereiro de 1897. Há ali um enorme buraco que se transforma em verdadeiro lago com as chuvas. Acrescente-se a isso não haver iluminação.
119 a. um telegrama da BAHIA, em 13 de fevereiro de 1897, consta que ANTÔNIO CONSELHEIRO abandonou a sua posição em CANUDOS, para evitar o ataque das forças ao mando do CORONEL MOREIRA CÉSAR. Afirma-se que os fanáticos foram espalhados pelo sertão. O 16º batalhão desembarcou e deve seguir para QUEIMADOS, aonde chegará em 14 de fevereiro. O CORONEL MOREIRA CÉSAR aguarda a chegada de toda a brigada para seguir para o ponto onde procura atacar os fanáticos. O 7º e o 9º batalhões de infantaria marcharam para o ponto denominado CAMPO, a fim de poder entrar em operações.
119 a. O governo do GRÉCIA declarou em 13 de fevereiro de 1897 aos representantes das potências estrangeiras, residentes em ATENAS, que vai impedir e impedir os massacres na ILHA DE CRETA.
118 a. Por ter sido domingo, no dia 13 de fevereiro de 1898 o DIÁRIO POPULAR não circulou. Seguem destaques da edição anterior: Atendendo a numerosas reclamações do público o doutor prefeito da Capital Federal mandou publicar um anúncio proibindo as corridas de bicicleta em alguns jardins públicos. Em SÃO PAULO são muito freqüentes os atropelamentos por bicicletas em nossos jardins, sendo de toda conveniência que os poderes públicos tomem idêntica medida.
Na Secretaria de Relações Exteriores consta ser inexata a notícia de que os ingleses ocuparam o território brasileiro banhado pelo RIO BRANCO. O governo tem comunicação de que se deu invasão de tropa militar e que naquela região é freqüente o aparecimento de exploradores de toda espécie.
Na Rua HELVETIA e imediações vagueia atualmente grande quantidade de cães, que põem em perigo as canelas dos transeuntes. Pede-se aos senhores fiscais obrigarem os respectivos donos a detê-los em casa.
Seguiu do RIO para TAUBATÉ o doutor FRANCISCO DE CASTRO, lente da Faculdade de Medicina, que vai examinar o arcebispo de DARNIS que ali se acha enfermo, em estado bastante grave.
117 a. nasce ASDRÚBAL EURITYSSES DA CUNHA, em BAGÉ, no dia 13 de fevereiro de 1899. Falece em PIRASSUNUNGA, em 2 de novembro de 1971. Militar do Exército. Exerceu a chefia de estabelecimentos de Intendência do Exército. Foi revolucionário no MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32. Prefeito do Município de São Paulo, em 1949. Diretor e vice–presidente do Banco do Estado de São Paulo. Deputado Estadual em 1951/55 e de 1957/58. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 1952/53. Presidente do Conselho Municipal de Turismo e Coordenador da Cachoeira de EMAS, TURISMO S/A, do MUNICÍPIO DE PIRASSUNUNGA.  
113 a. nasce GEORGES SIMENON, escritor belga, famoso autor de novelas policiais, em 13 de fevereiro de 1903.
112 a. DA DECLARAÇÃO FORMAL DE GUERRA proclamada entre o JAPÃO e a RÚSSIA, em 13 de fevereiro de 1904. Na CORÉIA as operações japonesas prosseguiam com a maior atividade, conforme noticiavam os jornais da época. O porto de MASAMPHO foi ocupado antes pelos japoneses, sendo fortificado para servir de base militar e naval das forças do MIKADO. Ao mesmo tempo, prosseguia o bloqueio de CHEMULPO. As tropas japonesas ocuparam SEUL, na CORÉIA.
112 a. é aprovada no PANAMÁ a primeira Constituição da República, em 13 de fevereiro de 1904. MANUEL AMADOR GUERRERO toma posse do cargo de presidente.
105 a. (RÚSSIA) Foi registrado em 13 de fevereiro de 1911 um caso suspeito de peste bubônica na fronteira asiática. Para impedir a invasão do terrível morbus, o governador do território do AMUR ordenou as tropas rigorosa vigilância na fronteira. Em PEQUIM, diminui de intensidade a propagação da peste bubônica em MUKDEN. Já foram incinerados, nesta capital, mil e quinhentos cadáveres de pestíferos.
104 a. governo imperial chinês reconhece a República, em 13 de fevereiro de 1912.
104 a. SANTOS – Um grupo de marinheiros, em completa nudez, banhava-se no canal e fazia algazarra. Uma lancha os recolheu a bordo e comunicou ao senhor MAJOR ROOST, que intimou os comandantes à comparecerem a repartição da polícia marítima. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 13 de fevereiro de 1912).
103 a. nasce o ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 1932, PATRÍCIO RODRIGUES DE ANDRADE, em 13 de fevereiro de 1913. Faleceu em 3 de junho de 1967. Pertenceu à 3ª Companhia do 19º BC, do 5º RI. Foi excluído do Exército em 1º de fevereiro de 1934.
103 a. publicação do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 13 de fevereiro de 1913. (CIDADE DO MÉXICO) – o combate de ontem nesta capital durou sete horas, sendo seu resultado indeciso. Calcula-se que as perdas sofridas entre os combatentes se eleva a mil homens sendo o exército federal o que mais sofreu. 
100 a. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: os aliados se comprometem a garantir no futuro a neutralidade da BÉLGICA, em 13 de fevereiro de 1916.
100 a. nasce NAGIBA MARIA RIZÉK MALUF em AGUDOS, SÃO PAULO, no dia 13 de fevereiro de 1916. Filha de THALAL RIZÉK e de ANA HUADA RIZÉK. Foi casada com o Mestre de Direito, SAHID MALUF, e tem quatro filhos e seis netos, atualmente residindo na cidade de AMERICANA, Estado de SÃO PAULO.
É da primeira turma de professores formados pela Escola Normal de AGUDOS, em 1933. É Orientadora Educacional, pela “CAETANO DE CAMPOS” de SÃO PAULO, em 1951 e advogada formada pela PUC de CAMPINAS, em 1973. Exerceu o magistério a nível de primeiro e segundo graus e fundou diversas instituições de alcance social nas cidades onde residiu.
Recebeu o título de “CIDADÃ AMERICANENSE”, outorgado pela Câmara Municipal de AMERICANA (SP), por serviços prestados à Comunidade. Foi agraciada com a “MEDALHA DE MÉRITO, de 9 de Julho de 1932”, pela Comissão de 9 de Julho de 1932, como Participante e Ex-Combatente de 1932.  
99 a. em BERLIM, na 1ª. Grande Guerra, é detida pelo serviço de espionagem francês, MATA HARI, em PARIS, no dia 13 de fevereiro de 1917. Alguns meses depois, é condenada à morte.
94 a. da SEMANA DA ARTE MODERNA. Perdidos entre as páginas dos jornais de fevereiro de 1922, pequenos “reclames” anunciavam o Festival de ARTE MODERNA, abrilhantado pela participação de GUIOMAR NOVAIS e HEITOR VILLA-LOBOS. Mas quem se dispôs a desembolsar os 186 mil réis que davam direito às três récitas, levou um susto. Ao transpor os degraus de acesso ao Teatro Municipal, os cavalheiros de fraque e cartola, acompanhados de damas elegantemente vestidas, paravam estarrecidos. E não era para menos: convertido em museu improvisado, o suntuoso hall apresentava pinturas e esculturas que, com raras exceções, desdenhavam de todos os cânones artísticos ensinados nas melhores academias daqui e de além mar. E pouco adiantava buscar coerência ou rima nos versos declamados no palco. Ali, uma enxurrada de desatinos literários feria sensibilidades refratárias a experimentalismos lingüísticos. Delírios poéticos sobre aeroplanos, sombrinhas e capas de chuva, sapos e guerra provocavam os espectadores, que revidaram numa bem orquestrada vaia regida pelos estudantes do alto das galerias. Uma profusão de estudos, ensaios e hipóteses surgiram desde então para tentar explicar o fenômeno iniciado naquela SEMANA de 22. Considerada uma fronteira definitiva no panorama artístico e literário do País, a SEMANA DE ARTE MODERNA e seus principais artífices, em especial MÁRIO DE ANDRADE, ocupam um lugar privilegiado na historiografia contemporânea. O BRASIL era colocado em pé de igualdade com o que de mais moderno acontecia na arte européia e de todo o mundo ocidental, criando e mantendo viva e pulsante uma nova maneira de expressão cultural da brasilidade. Em 2004, a minissérie UM SÓ CORAÇÃO retratou em seus capítulos iniciais, superficialmente o que foi a SEMANA DE ARTE MODERNA.  
83 a. nasce CONSTANTIN COSTA-GAVRAS, diretor francês de cinema, em 13 de fevereiro de 1933.
79 a. do herói das histórias em quadrinhos: PRÍNCIPE VALENTE, criado em 13 de fevereiro de 1937.
78 a. nasce OLIVER REED, ator britânico, em 13 de fevereiro de 1938.
72 a. TEODORO PICADO é eleito presidente da COSTA RICA em 13 de fevereiro de 1944.
71 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: aviões norte-americanos bombardeiam a cidade alemã de DRESDEN (entre 13 e 14 fev. 1945), causando a morte de 45 mil pessoas.
69 a. Conselho de Segurança da ONU cria uma Comissão de Desarme Mundial, em 13 de fevereiro de 1947.
66 a. nasce PETER GABRIEL, cantor britânico, em 13 de fevereiro de 1950.
63 a. Assembléia Nacional iugoslava aprova uma nova Constituição em 13 de fevereiro de 1953.
62 a. falece JAYME CARDOSO AMERICANO em 13 de fevereiro de 1954. Nasceu em 15 de maio de 1896. Formado em Medicina, ingressou nas fileiras da Força Pública em 1924, como 1º TENENTE. Lutou na Revolução Constitucionalista de 1932. Foi diretor do Hospital Militar e Chefe do Serviço de Saúde da Milícia. Com a promoção a Coronel deixou o serviço ativo. Uma rua no bairro do BUTANTÃ presta uma homenagem ao seu nome.
57 a. das anotações de 13 de fevereiro de 1959 – sexta-feira – Entre os novos alunos oficiais, os chamados “bichos” pelos veteranos, existe um deles que é mole toda vida e que já arrumou dispensa com o facultativo do Centro (CFA – CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO), é o CARLOS SLIKTA, muito observado pelos alunos antigos. O ALBINO CARLOS PAZELLI não é ainda aluno oficial, pois precisa passar novamente pelo DASOP. Para os alunos oficiais que participaram do Policiamento por ocasião do quebra-quebra na CMTC, em 1958, foram concedidos três dias de licenciamento escolar, a partir de hoje, e assim sendo os “bichos” ficariam quase que donos da EO (ESCOLA DE OFICIAIS), porque é natural aquele ditado “quando faltam os gatos, dançam os ratos”.
O 2º TENENTE MARINO, um dos instrutores da Escola de Oficiais, esteve nos dando aulas de INSTRUÇÃO GERAL, mas falando somente para os civis, desde que o GIRALDI e eu já sabemos algo referente aos: R Cont – RD  e RISG. O TENENTE MARINO já o conhecia da diligência feita em SANTOS, e agora sei que temos um bom instrutor na EO. Os outros instrutores são: 2º TENENTE TORQUATO TASSO NETO; 2º TENENTE CARLOS GIRALDES; 1º TENENTE COTRIM; 1º TENENTE ÉDSON e o nosso Comandante é o CAPITÃO PARREIRAS.
O aluno oficial WÁLTER CARNEVALE, do 2º CP, serviu como monitor por ocasião da ORDEM UNIDA, levada a efeito antes do almoço. Durante a refeição travamos conhecimento com diversos alunos oficiais antigos e parece que tudo vai bem no terceiro dia dentro da EO.
No 2º expediente desse dia tivemos um jogo de futebol que quase tomou todo o nosso tempo até às 16:30 horas. Tomaram parte a “bicharada” e o aluno oficial CARNEVALE, do 2º CP. Na minha turma estavam: ARAÚJO ROCHA, AMÉRICO VICTOR SALVATTO (GOLIAS), KOLLAYA ROCCA, LENZI e outros. Perdemos feio, por 6 a 1, pois a turma contrária era mesmo forte. No final contra nós até entrou o 2º TENENTE EMÍLIO ARRUDA. Saímos de campo perto das 16 horas e fomos tomar gostoso banho. Eu parecia queimado do sol, sentia o rosto pegando fogo.
Saindo do CFA fui até a cidade, porquanto precisava fazer diversas coisas. No Bazar Militar, na Av TIRADENTES, comprei o dístico e o emblema de aluno oficial, para mim e para o GIRALDI. Na Alfaiataria INDEPENDÊNCIA na Rua JOÃO TEODORO, mandei fazer uma jaqueta, que deverá ficar pronta no próximo dia 21, data esta em que não mais precisarei da farda de sargento. É desagradável ser aluno oficial e andar como sargento por aí.
Voltando para o BARRO BRANCO fui surpreendido pela chuva, sendo obrigado a ficar no quartel. Ali estive em conversas com o aluno oficial CARNEVALE, com o Adjunto de Dia (SARGENTO JOCELIN) e com o 3º SARGENTO CALISTRATO, que ainda se lembrava de algumas peripécias nossas no carnaval que já não é mais motivo do presente. Às 21 horas saí do quartel, tendo antes conversado com o Oficial de Dia, porque entrei como Auxiliar de Dia à Companhia, e fui dispensado pelo Capitão, surgindo a questão da ronda noturna, da qual o Oficial de Dia, 1º TENENTE DIOMAR DE MELO TORQUATO, também me dispensou.
Em meu lar cheguei cansado, mas mesmo assim ainda relatei os dias desse diário, que já passaram, para que o mesmo não ficasse muito atrasado. Colocava um ponto final no terceiro dia da Escola de Oficiais.  
58 a nasce LISEO ZAMPRONIO em 14 de fevereiro de 1956.

CURRICULUM VITAE

1. DADOS PESSOAIS: Nascimento- 14FEV1956; Naturalidade - São Paulo; Estado Civil - Casado; Nome da Esposa- Helena Bezerra Zampronio; Filhos- Gustavo - Guilherme
2. DADOS DE CARREIRA: Guarda-Marinha - 13DEZ1977; Segundo-Tenente- 31AGO1978; Primeiro-Tenente- 31AGO1980; Capitão-Tenente- 25DEZ1982; Capitão-de-Corveta - 25DEZ1988; Capitão-de-Fragata- 30ABR1995; Capitão-de-Mar-e-Guerra - 30ABR2000; Contra-Almirante- 31JUL2007;    Vice-Almirante- 25NOV2011
3. COMISSÕES
Contratorpedeiro Rio Grande do Norte
Fragata União
Estado-Maior da Armada
Aviso de Instrução Guarda-Marinha Jansen (Comandante)
Comando da Força de Fragatas
Navio-Escola Brasil
Diretoria-Geral do Material da Marinha
Comando do 1º Distrito Naval
Rebocador de Alto-Mar Triunfo (Comandante)
Gabinete do Ministro da Marinha
Grupamento Naval do Sudeste (Comandante)
Diretoria do Pessoal Militar da Marinha
Adido de Defesa e Naval na África do Sul e em Moçambique (Adido)
Centro de Apoio a Sistemas Operativos (Comandante)
Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha
Diretoria do Pessoal Civil da Marinha (Diretor)
Centro de Análises de Sistemas Navais (Diretor)
Comando da Força Aeronaval (Comandante)
Diretoria de Obras Civis da Marinha (Diretor)
Comando do 8º Distrito Naval (Comandante) – Cargo atual
4. CURSOS

Escola Naval

Curso de Aperfeiçoamento de Eletrônica para Oficiais
Curso Básico da Escola de Guerra Naval
Curso de Comando e Estado-Maior na Escola de Guerra Naval
Curso Superior de Guerra Naval
Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra
5. CONDECORAÇÕES
Ordem do Mérito Naval (Grau de Grande Oficial)
Ordem do Mérito Militar (Grau de Comendador)
Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau de Comendador)
Medalha da Vitória
Medalha do Serviço Militar (30 Anos)
Medalha Mérito “Tamandaré”
Medalha Mérito Marinheiro com 3 âncoras
Medalha do Pacificador
Medalha Mérito Santos Dumont

São Paulo, 12 de junho de 2013.

LISEO ZAMPRONIO
Vice-Almirante
57 a. presidente eleito da VENEZUELA, RÔMULO BETANCOURT, toma posse de seu cargo em 13 de fevereiro de 1959.
52 a. das anotações feitas em 13 de fevereiro de 1964 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 8º - DIA 219º - 5 anos e 253 dias na FORÇA PÚBLICA -  160 dias como ASPIRANTE – 147 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Depois das datas carnavalescas que se findaram num êxtase de alegria por parte dos foliões brasileiros, tivemos uma triste quarta-feira de cinzas. As recordações do Carnaval são sempre pesarosas nos dias que se seguem ao seu desfecho.
O BATALHÃO DE GUARDAS reinicia suas atividades propriamente hoje, já que ontem a maioria de seus componentes se sentiam cansados da folia.
As tropas que estiveram empenhadas na capital e em SANTOS retornaram ontem. Nessa manhã retorna aquela que estava em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO sob o comando do ASPIRANTE JOSÉ CARLOS BORINI SOARES. Agora se pode dizer que o BG cumpriu seu dever nesse Carnaval.
Como Secretário do batalhão tenho muita coisa para fazer nesta manhã, pois a papelada esteve toda encalhada nesta semana. O Comandante NÓBREGA manda-me os sargentos recém-promovidos para que se processe um teste nos mesmos. Dos sete que chegam à Secretaria pude apenas escolher dois, ficando com os SARGENTOS CICERELLI e PAULO ARANTES. Agora tenho grandes possibilidades de fazer a Secretaria trabalhar como uma máquina, caso não tenhamos nenhum problema daqui por diante.
Meu correspondente, SARGENTO ISAC, os soldados GUEDES e MOISÉS, o encarregado das companhias, SARGENTO LOPES e o encarregado do arquivo, SARGENTO SEVERINO, têm-me prestado toda a ajuda possível, sem falar do estafeta e dos soldados FLORENTINO, JUAREZ, MARCONDES e BARBOSA.
No quadro de oficiais do BATALHÃO DE GUARDAS temos o retorno do 2º TENENTE OLEGÁRIO HAMILTON DE CARVALHO, que estava de férias; o 2º TENENTE RUI DARCI assume as funções de encarregado da Cantina, pois o 2º TENENTE MÁRIO está aprontando as malas para ir para o 10º BP. CAPITÃO MILTON DE ALMEIDA PUPO continua como Sub Cmt interino, sendo que o MAJOR ALOÍSIO BORGES apresentar-se-á somente do dia 20 de fevereiro.
As aulas no meu Preparatório também se reiniciam hoje. Quem dá aula é o ASPIRANTE NILSON GIRALDI que entrou de serviço como Oficial de Dia.
Deixo o BG depois das 13:30 horas. Chove quando faço a viagem de retorno ao meu lar. Uso a tarde para descanso. À noite assisto: REPÓRTER ESSO – ROTA 66 e MOACIR FRANCO SHOW na televisão.      
51 a. do registro dos fatos acontecidos em 13 de fevereiro de 1965 (sábado). ANO 15º - MÊS 8º - DIA 219º - 6 anos e 254 dias na FORÇA PÚBLICA - 266 dias como 2º TENENTE - 513 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
A semana passada não foi "sopa". Bem se conclui depois da leitura das últimas páginas deste diário. Não há mesmo tempo para quase nada com os encargos de oficial secretário do BG, tendo de andar o dia inteiro na Unidade, além de outros serviços atinentes ao oficial. Nestes últimos dias as horas transcorreram sem eu sentir.
Tudo isso fez com que levantasse muito tarde neste sábado, estando despreocupado e podendo me dedicar ao  lar e à família. Assim é que desde cedo olho as brincadeiras das crianças, principalmente quando meu filho traz para brincar em casa o ROBERTINHO, menininho de cinco anos, que mora defronte de casa.
Pela RÁDIO NACIONAL às 11:30 horas ouço PARADA DE SUCESSOS com músicas carnavalescas (o tríduo de MOMO será a 28 de fevereiro, 1º e 2 de março). O RIO É MAIS BONITO - ZIG ZAG (de JAIR RODRIGUES, o autor de "NÃO ESTOU FAZENDO NADA") - NÃO VÁ EMBORA - PRESTO ATENÇÃO - O sucesso do dia é a melodia "AMOR ESCUTA-ME".
A televisão traz os programas costumeiros, notadamente as novelas que MARIA vem seguindo: GUTIERRITOS, ONDE NASCE A ILUSÃO e TERESA. O sábado apresenta: A MARCA DO ZORRO e BONANZA, ambos no canal 4.
Finalmente, no canal 9, assistimos: REVISTA DA SEMANA, com KALIL FILHO e MARINA MÔNACO, com um retrospecto total da semana que passou. 
50 a. do registro dos seguintes acontecimentos em 13 de fevereiro de 1966 (domingo). ANO 16º - MÊS 8º - DIA 218º - 7 anos e 254 dias na FORÇA PÚBLICA -631 dias como 2º TENENTE - 878 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
São 8 horas quando deixo meu lar. Pretendo dar um pulo em POÁ, pois sei que meus pais estão me esperando. Minha prima NAIR telefonou-me na sexta-feira e me disse que meus pais precisam conversar comigo e me esperam hoje.
Apesar do sossego com que em encaminho para a estação ROOSEVELT, consigo tomar o trem das 9:10 horas. Faço uma viagem boa, visto que esta manhã está maravilhosa.
Em POÁ, rumo para a casa de meus pais. De fato, eles já me esperavam. A notícia que querem me dar é que meu primo CARLOS irá finalmente se casar em 2 de abril. Depois de tantos anos de namoro (mais de dez) eis que MARLY e CARLOS resolvem se casar, aliás, coisa já esperada há muito, entre as duas famílias.
Almoço com a família. Meu irmão também está presente.
Saio à tarde. Vou ao Destacamento Policial. Ali encontro as seguintes praças: SOLDADOS EXPEDITO, VALLE, VIANA, CALEGARI, FLORISBELO e muitos outros. Um deles é um rapaz que mora em GUARULHOS há quatorze anos. Por intermédio dele posso saber muita coisa do local onde futuramente irei trabalhar e talvez morar.
POÁ está sendo vítima de várias ocorrências desde ontem e, nesta tarde, durante as horas que permaneço com as praças posso observar alguns casos: um embriagado "atropela" uma perua KOMBI. O sujeito surge na frente do carro e se choca com o mesmo de maneira que o vidro se quebra todo e a lataria é afundada. O próprio dono da KOMBI leva o ferido até o Pronto Socorro de SÃO MIGUEL;
Há briga na famigerada VILA TUIM. Resultado: um esfaqueado na perna direita. Destino: PS de SÃO MIGUEL;
Levamos policiamento a um campo de futebol na ÁGUA VERMELHA. Logo mais há um conflito e quase lincham o juiz.
Além disso, temos outros casos de menor importância. Às 20 horas, vou jantar. Converso com minhas tias LOURDES e ANTONIETA e vou saber que meu primo LAERCIO está ou esteve preso no Departamento de Investigações. Não me contaram o motivo.
Vou ao CINE COLONIAL e, às 21:30 horas assisto a um filme muito bom, com WILLIAM HOLDEN - A SÉTIMA AURORA - que aponta um dos episódios da guerra na MALAIA.
Reúno-me com os policiais de POÁ, entre eles TIO WASHINGTON, sub-delegado do Município. As ocorrências não ficaram só na parte da tarde. Já estão presos alguns maconheiros e um outro caso de esfaqueamento, em plena PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS. Além disso, o arruaceiro conhecido pelo apelido de SANTÃO, punha em polvorosa CALMON VIANA. Para lá vão quatro soldados.
Até às 2 horas da madrugada permaneço em companhia do SARGENTO OSVALDO, CABO WÁLTER PRADO e os já citados. Converso com muita gente conhecida e posso, portanto, manter contato com quase toda POÁ. Vou pernoitar em casa de meus pais.
49 a. descoberto na Biblioteca Nacional de MADRI um livro de quase 700 páginas com anotações manuscritas de LEONARDO DA VINCI, em 13 de fevereiro de 1967.
48 a. ex-presidente do EQUADOR, GALO PLAZA, é nomeado secretário geral da OEA, em 13 de fevereiro de 1968.
45 a. presidente chileno, SALVADOR ALLENDE, decide aceitar a reforma constitucional que estabelece o domínio do Estado sobre todos os recursos minerais e combustíveis do país, em 13 de fevereiro de 1971.
38 a. da criação do COLÉGIO MILITAR DA PMESP, em 13 de fevereiro de 1978.
37 a. das anotações feitas em 13 de fevereiro de 1979: no décimo-terceiro dia de minhas férias do CPChq, continuo lendo o romance “A PRINCESA MENDIGA” – terceiro volume. A irmã da LUCINDA, ESMERALDA e seu filho JOSÉ CARLOS visitam-nos. Surge a idéia da compra de um caminhão.
Depois do almoço levamos a mãe da LUCINDA para tirar certidão do seu primeiro casamento e certidão de óbito do seu primeiro marido para fins de herança.
Visitamos o PAULO e a MARGARIDA. Brevemente nascerá o filho desse casal.
Visitamos o “MUSEU”. A Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO, onde está situado o museu, apresenta-se em estado deplorável. Está sendo preparada para receber esgoto e asfalto.
JORNAL NACIONAL: o caso criado pelo MDB, não querendo aprovar REYNALDO EMYGDIO DE BARROS como prefeito de SÃO PAULO. A EMENDA BENEVIDES. A NOVA REPÚBLICA ISLAMITA DO IRÃ. Os resultados do III CELAM.   
36 a. morre DAVID JANSSEN, ator norte-americano, em 13 de fevereiro de 1980.
32 a. CONSTANTIN CHERNIENKO é eleito novo secretário geral do Partido Comunista da União Soviética, em 13 de fevereiro de 1984.
31 a. da CHACINA DE PERNAMBUCO, praticada pelo Capitão PM HÉLIO ÂNGELO DA SILVA, em 13 de fevereiro de 1985.
29 a. das anotações feitas em 13 de fevereiro de 1987: um telefonema do oficial P2 – TENENTE SIDNEY – diretamente da COSIPA, onde nossa tropa de choque está presente. Às 22:40 horas de ontem houve uma ação de choque contra 300 grevistas que estavam badernando no interior da COSIPA. Quatro pessoas ficaram feridas.
O CAPITÃO PM TININIS, do CPChq, traz o material para a Exposição do CORONEL PM CRISCIBENE aos Aspirantes a Oficial da BRIGADA GAÚCHA (exposição marcada para o período da tarde).
MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO dá as novidades de CUBATÃO. Nossa tropa não deverá ser liberada hoje. O CAPITÃO PM VILLAR, no 2º BPChq, cuida de todos os eventos com o efetivo de sua Companhia.
Na tarde, visita dos ASPIRANTES DA BRIGADA GAÚCHA, comandados pelo MAJOR BMRGS DORNELES. São 55 aspirantes. Passamos slydes para que eles vejam as ações de choque. Os aspirantes visitam as dependências do quartel e vão para o 1º BPChq.
Nossa tropa desenvolve uma OPERAÇÃO IMPACTO no Estação da LUZ. No final do expediente, 60 homens, comandados pelo TENENTE PM GIANONNI vão para o Ginásio do IBIRAPUERA onde acontecerá o segundo show do MILTON NASCIMENTO (o primeiro foi ontem).
Visito o TENENTE MÁRIO DOS ANJOS. Depois, vou com a LUCINDA para o IBIRAPUERA. Um camarote é cedido para o Comandante do policiamento. Assistimos o show “VINTE ANOS DE TRAVESSIA”, de MILTON NASCIMENTO dedicado a CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE e os BEATLES. São 20 anos de carreira, desde o Festival da Canção do RIO, em 1967. Saímos do IBIRAPUERA às 23 horas. Os relógios são atrasados em uma hora nesta sexta-feira.
Falece a estudante carioca LUCIENE MÔNICA TUPINAMBÁ, que entrou em estado de coma em 17 de janeiro após uma lipoaspiração. 
26 a. falece a atriz ISABEL RIBEIRO, em 13 de fevereiro de 1990.
26 a. transf. reserva: CORONEL PM JOSÉ CARLOS SCHMIDT, em 13 de fevereiro de 1990. 
25 a. da visita ao jornal DIÁRIO DA REGIÃO, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, em 13 de fevereiro de 1991, quando comandei o CPAI-8.   
21 a. morre BRUNO VISENTINI, político italiano, lutador contra o fascismo, em 13 de fevereiro de 1995.
20 a. falece o ator americano MARTIN BALSAM, em 13 de fevereiro de 1996.
19 a. do aluguel do telefone 6468 0869. Foi alugado em 13 de fevereiro de 1997, mas entregue alguns anos depois. Outras anotações nesta data: nesta quinta-feira, às 9 horas, enfrentando o calor, embarco no EXPRESSO BRASILEIRO. Na banca do Senhor FRANCISCO adquiri o DIÁRIO POPULAR e o leio durante a viagem, como já se tornou hábito. Levo material para uma aula de Armamento, o que não é o meu forte. MÁRIO e ZAINO foram dar aula no CARREFOUR, em tempo integral, inclusive almoçando por conta da firma. CRISTIANO e mais dois integrantes do MMDS vão fazer uma palestra no Mac DONALD da Avenida LIBERDADE levando meus apontamentos. Passo pela alfaiataria CLÓVIS. Ele faz a prova do terno marrom. Deverá ficar pronto na semana que vem.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC não abre nesta semana. Aproveito o tempo para dar a aula de Armamento para elementos de uma firma de segurança da Rua dos ANDRADAS. O Sr MÁRIO, encarregado da firma, paga-me em cheque e o deposito para cobrir despesas que terei na segunda quinzena de fevereiro. Cai uma pancada d´água no centro da cidade. Também chove em GUARULHOS.
LUCINDA aproveita o telefone instalado para ligar para minha mãe, sua irmã ESMERALDA e outras pessoas de suas relações. Faço um contato telefônico com o SARGENTO PM Ref ALCIDES DE MENESES. Sua filha CÉLIA está internada na CRUZ AZUL, com problemas decorrentes de um aborto.
Vem ver o meu carro o Senhor JOSÉ NILTON, da Retífica de Motores MODELO. Quer dar de pagamento ao SANTANA apenas quatro mil reais. Por esse preço não vendo o carro.
Assisto pela televisão a chegada de LÂMIA MARIF HASAN, na manhã desta quinta-feira, no aeroporto de CUMBICA. Houve um grande tumulto porque muita gente queria ver de perto a “heroína”. 
18 a. do incêndio que destruiu o Aeroporto SANTOS DUMONT, no RIO, em 13 de fevereiro de 1998. O prédio administrativo do aeroporto teve seus quatro andares destruídos pelo incêndio que começou a 1:05 da madrugada. Os bombeiros lutaram durante oito horas para controlar o fogo. A televisão e as emissoras de rádio transmitem pela manhã as notícias da tragédia. Choveu muito na madrugada desta sexta-feira. Saio de casa com chuvisqueiro e embarco no EXPRESSO COCAIA-ARMÊNIA num ponto de ônibus da Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, perto de casa. É a primeira vez que faço isso. Por causa das chuvas os nossos planos com palestras e aulas estão prejudicadas nesta data. No MMDC, recebo os xerox das notícias relacionadas com a Revolução de 32 e lançamento do livro do senhor ANTÔNIO DE ANDRADE, residente em LORENA – OS DEUSES ESTAVM COM SEDE – lançado pela EDITORA STILIANO, também de LORENA. Essa editora entra em contato comigo para deixar em consignação, na Sociedade, 20 livros para venda aos interessados. CORONEL ARY CANAVÓ esteve ontem no lançamento do livro “POR QUEM MORREU GETÚLIO VARGAS”, escrito pelo nonagenário WLADIMIR DE TOLEDO PIZA. Empresta-me esse livro para lê-lo no final de semana. Meu companheiro de bancos escolares, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, passa pelo MMDC. Vem se desculpar pela falta à reunião do CONSELHO SUPREMO em 10 de março. Explico-lhe como aconteceu a exclusão de REGINA CELENTANO e a decisão de se processar a eleição do novo Presidente da Diretoria Executiva em 14 de abril. O ex-ministro GUÁLTER GODINHO, conselheiro do MMDC, veterano de 32, telefona-me para saber como transcorreu a reunião. REGINA CELENTANO perturbou-o com dezenas de telefonemas. Embaixo de chuva, retorno a GUARULHOS, no ônibus COCAIA.
Escoltada por policiais brasileiros, a advogada que fraudou o INSS em 112 mil dólares – JORGINA DE FREITAS – partiu hoje à tarde de COSTA RICA. Na noite, já estava em território brasileiro.
O técnico do SÃO PAULO, DARIO PEREYRA, foi demitido. Seu substituto é NELSINHO BATISTA.
A chuva forçou a remoção de 190 moradores dos morros da cidade de SANTOS e de 25 dos de SÃO VICENTE. Mau tempo, queda de barreiras e alagamentos espantaram os paulistanos das estradas. No RIO, pelo terceiro dia consecutivo, a chuva causou a quinta morte.
Depois de GUSTAVO KUERTEN e FERNANDO MELIGENI, mais um brasileiro foi eliminado do ATP TOUR DE SAN JOSÉ, na CALIFÓRNIA. JAIME ONCINS perdeu para o americano TODD MARTIN pelas oitavas-de-final. PETE SAMPRAS derrotou o espanhol JORDI BURILLO. O australiano MARK WOODFORDE passou por MALIVAI WASHINGTON. O holandês JOHN VAN LOTTUM derrotou o americano VINCE SPADEA.
O estudante HUGO HIROSHI OTA, de 12 anos, seqüestrado no dia 1º de fevereiro, na Rua DINIZ PINTO MATOS, em GUARULHOS, foi libertado no começo da tarde pela PM. Quatro seqüestradores foram presos e a polícia procura o mandante. O Serviço Reservado do 15º BPMM recebeu uma denúncia e os PMs compareceram à Rua ITAPOÃ no JARDIM JACI, divisa entre GUARULHOS e ITAQUAQUECETUBA, local do cativeiro. O encontro do pai do garoto, o comerciante JORGE HIROSHI OTA, com o filho, aconteceu no 15º Batalhão. JORDE é dono de um Supermercado em GUARULHOS.  
17 a. falece o Coronel. Ref. DAVINO FRANCISCO DOS SANTOS, nascido em 2 de dezembro de 1909. Morreu em 13 de fevereiro de 1998.
16 a. transf. reserva: Cel. JOSÉ LUÍS SOARES COUTINHO, Cel. LAURO DE JESUS SOUZA REGO, Cel. SEBASTIÃO DE SIMONI, OSWALDO  STEVAUX  JÚNIOR (falecido) e Cel. WALDEMAR ALVES DE ALMEIDA JR, em 13 de fevereiro de 1999. Outras anotações neste sábado: o ANDRÉ levou o PAULO CÉSAR e sua namorada e também outros colegas do PAULINHO até uma casa no GUARUJÁ, durante a madrugada. Os rapazes alugaram essa casa para passarem o carnaval. Às 9horas, o ANDRÉ já se encontra em casa e narra as dificuldades da ida para o litoral norte, através da Rodovia dos TAMOIOS.
LUCINDA conta que um sujeito desqualificado, de uns 30 anos, pardo, magro, sempre “pilotando” uma velha moto amarela, se meteu entre os rapazes e, ontem, andou procurando o PAULO CESAR, tentando “arrumar” cinqüenta reais. É inacreditável como um bando de garotos permite que um indivíduo perigoso se meta entre eles. LUCINDA diz que esse elemento anda armado e ameaça os garotos. Alguma coisa precisa ser feita antes que aconteça algo pior.
Ontem, na biblioteca, por causa de um ventilador ligado, fiquei resfriado. Agora, curto uma coriza brava.
No TORNEIO RIO-SÃO PAULO, finalmente o CORINTHIANS venceu um jogo. Derrota, no PACAEMBU, a equipe do BOTAFOGO por 3 a 2. FERNANDO BAIANO é o herói corintiano. Faz os três gols do alvi-negro paulista. No BOTAFOGO, BEBETO marca o 500º gol de sua carreira. Em SÃO JANUÁRIO, o VASCO vence o PALMEIRAS por 2 a 1. Estão classificados para as semi-finais: SÃO PAULO, BOTAFOGO, SANTOS e VASCO.
Assisto pela TV as notícias sobre o Carnaval que está começando. No RECIFE, o fenômeno GALO DA MADRUGADA agita mais de um milhão de foliões. Em OLINDA, são os blocos que fazem a alegria dos pernambucanos. Vejo também o carnaval de SALVADOR, RIO e SÃO PAULO.
No sambódromo, a escola IMPERADOR DO IPIRANGA abre o desfile do grupo especial às 19:30 horas. A segunda escola a desfilar é a ÁGUIA DE OURO. Em seguida vem a CAMISA VERDE E BRANCO.
LUCINDA fica sabendo que o tal sujeito que persegue os garotos se dirigiu para o GUARUJÁ também. Quais são as suas intenções? Estamos preocupados. 
16 a. morre CHARLES SCHULTZ, desenhista, criador dos populares personagens CARLITOS e SNOOPY, em 13 de fevereiro de 2000.

ACONTECEU EM 13 DE FEVEREIRO DE 2001  :  -    TERÇA-FEIRA
Vou mais cedo para o centro da cidade de SÃO PAULO. PARTICIPO, pela segunda vez, da REUNIÃO DO APOIO LOCAL–SÉ, na fundação EDITORA DA UNESP, na PRAÇA DA SÉ, 108, 2º andar, aonde o grupo vai se reorganizando, tendo escolhido como Presidente a advogada NÁDIA P. RÊGO. Comparecem: advogados, representantes da Caixa Federal, VIVA O CENTRO, SOS CRIANÇA, APROFEM, AAESP, e do comércio da Praça da Sé. O SOS CRIANÇA está sendo desativado e as pessoas que trabalham nesse órgão vão ser colocadas à disposição. Pretende-se montar uma ONG. Vou conhecer o ESTATUTO PADRÃO dos núcleos de PARTICIPAÇÃO LOCAL, organizado pelo VIVA O CENTRO. Deverá ser confeccionado um TERMO DE COOPERAÇÃO entre o APOIO LOCAL – SÉ e o VIVA O CENTRO. Sou convidado para participar de uma reunião do VIVA O CENTRO e a COMUNIDADE, amanhã, dia 14 de fevereiro de 2001, na séde da ONG, na rua LÍBERO BADARÓ, número 471, 22º andar, no centro da cidade de SÃO PAULO.
Na Rua TABATINGUERA, na banca de jornais do senhor JOSÉ CARLOS, fico sabendo que ontem esteve fechada, por motivo de luto, porque ele perdeu sua mãe. Pouca coisa dá para resolver com os participantes do MMDS. Apenas almoçamos e discutimos as dificuldades das aulas na época de Carnaval, já na semana que vem. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC não contamos hoje com a presença do senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Mas ele telefona várias vezes para a Sociedade.
O CORONEL PM RENALDO e seu filho passam pelo MMDC. Entrego a ele todas as instruções para a instituição do débito automático aos sócios oriundos da Polícia Militar.
Comentamos uma onda impressionante de violência neste dia: cinco mortos numa rebelião no CARANDIRU. Em SOROCABA, 977 presos da CASA DE DETENÇÃO mantinham três agentes penitenciários como reféns nesta tarde. Também os presos do Centro de Detenção Provisória de OSASCO começaram uma rebelião. Um carcereiro foi feito refém. O choque foi para o local. Os presos atearam fogo em colchões e os bombeiros foram chamados.
Na delegacia do JARDIM ROBRU presos abriram um buraco no teto e fugiram em bando: 19 escaparam.
Memorável partida de xadrez no computador nesta noite. Consigo mais um empate na longa série de jogos que venho fazendo ao longo de três anos.
O DIÁRIO OFICIAL de hoje publica uma série de transferências de oficiais da PMESP. Também publica a relação dos capitães que passam a adidos ao CAES para fazer o CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS. 

EL SALVADOR é atingido por um segundo terremoto, em menos de um mês. Atingiu 6,1 graus na escala RICHTER. Há notícias que os mortos passam de duzentos, com quase um milhar de pessoas feridas. O outro terremoto aconteceu no dia 13 de janeiro de 2001, com 844 vítimas fatais e mais de 4.700 feridos. Uma das localidades mais atingidas foi o município de CANDELÁRIA, a 40 quilômetros de SAN SALVADOR.

INTEGRANTES DO PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL – PCC – uma organização criminosa que domina os presídios do Estado, executaram cinco presos a golpes de estiletes na Casa de Detenção. As vítimas, que eram dos pavilhões 8 e 9, teriam dívidas de drogas com a organização e eram suspeitas de denunciar o plano de fuga em massa por um túnel, que acabou fracassando no fim da última semana.

MORREU o baterista carioca LUCIANO PERRONE. Foi um dos mais antigos músicos da Rádio Nacional e trabalhou por mais de 50 anos ao lado do compositor RADAMÉS  GNATTALI.  No Rio de Janeiro, aos 93 anos, vítima de uma embolia pulmonar.


2 002 :  -    QUARTA-FEIRA DE CINZAS
NASCEU GUSTAVO BOARÊTTO GONZAGA, filho de ANALEE BOARÊTTO GONZAGA e REINALDO LIMA GONZAGA, às 5h02, no H.G.G. HOSPITAL GERAL DE GUARULHOS, medindo 47 cm. e pesando 2 quilos 945. É neto do Sr. JOSÉ BOARÊTTO  e dona MARIA.
 
Terminado o Carnaval, vamos reiniciar nossas atividades no MMDS e na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Alguns oficiais cometeram certos erros ainda em 2001, mas que foram descobertos por mim na semana passada. Sou obrigado a ouvir OREZ que, a princípio, negava sua participação na confusão gerada no TROPICAL DANÇAS, em 8 de abril de 2001. Finalmente ele confessa o erro, complicando CRISTIANO e LUZ, além de um civil conhecido por TONINHO, que entra de laranja em toda a história. Os oficiais não se comportaram bem naquela noite, dando um vexame após beberem demais. A punição será estudada por autoridades superiores, fugindo à minha competência. O relatório é encaminhado hoje.

O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES sofre uma operação de vista, extirpando uma catarata que vinha lhe prejudicando muito. Ainda não se sabe de maiores detalhes da operação. Foi realizada no Hospital SANTA CRUZ. O Sr. PIRES ficou sabendo disso e procurou telefonar ao hospital. Até terminar o horário de minha permanência no MMDC não tivemos notícia da operação.
Recebo a visita do Tenente Reformado MÁRIO FERREIRA MENDES, que trabalhou no CSM/S Com, sob a chefia do então MAJOR CARLINI. Conta ele que num sítio de parentes, no CAPÃO BONITO, há suspeitas de que armamento e munição de 32 estejam enterrados numa parte do terreno. Mantenho um contato telefônico com o Sr. ROGÉRIO, morador nesse sítio. Ele pouca coisa esclarece.

Carros amontoados e submersos, pessoas ilhadas em cima de ônibus e de carrocerias de caminhões, vítimas da chuva improvisando pontes de madeira para tentar escapar das águas. A tempestade que caiu hoje à tarde – com mais força na zona leste – causou 38 pontos de alagamento na capital. Apesar de ter durado poucas horas, fez o CÓRREGO ARICANDUVA transbordar e transformou o fim da QUARTA–FEIRA DE CINZAS de centenas de pessoas num drama.
A AVENIDA ARICANDUVA ficou totalmente intransitável ao longo de pelo menos 500 metros, por volta das 18 horas. Pegos de surpresa, os motoristas abandonaram seus carros com os faróis ainda acesos. Bombeiros tiveram de caminhar com água no peito para salvar quem ficou ilhado no meio da água, do lixo e do barro. O helicóptero ÁGUIA da Polícia Militar, ajudou nos resgates.
As trágicas cenas desse alagamento da Avenida ARICANDUVA são mostradas ao vivo no programa CIDADE ALERTA.

A Escola de Samba ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA é a campeã do carnaval carioca de 2002, com 399,5 pontos, um décimo de ponto a mais que a segunda, a BEIJA-FLOR de NILÓPOLIS. A verde e rosa se apresentou segunda-feira de carnaval com um desfile impecável e luxuoso sobre o Nordeste, e foi muito aplaudida. O terceiro lugar ficou com a IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE e não foi surpresa: a campeã dos três últimos anos teve falhas técnicas, foi recebida friamente e chegou a ser vaiada.    

LANÇAMENTO da CAMPANHA DA FRATERNIDADE cujo slogan deste ano é “POR UMA TERRA SEM MALES”. A igreja reforçará a briga pela demarcação de terras indígenas e a aprovação do Estatuto do ÍNDIO.

Falando, pela primeira vez desde o início de seu julgamento por crimes de guerra no TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL para a ex– Iugoslávia, o ex–presidente SLOBODAN MILOSEVIC voltou a contestar a competência da corte para julgá-lo. “Não reconheço a legitimidade deste tribunal”, insistiu o ex–líder sérvio, dirigindo-se ao presidente do TPII, o juiz britânico RICHARD MAY.

A rainha ELIZABETH II, da GRÃ-BRETANHA, entregou hoje o título e a comenda de CAVALEIRO COMANDANTE HONORÁRIO ao ex–prefeito de NOVA YORK, RUDOLPH GIULIANI por sua corajosa atuação à frente da cidade nos dias que se seguiram aos atentados de 11 de setembro. A cerimônia ocorreu no PALÁCIO DE BUCKINGHAM. Também receberam a homenagem o chefe dos bombeiros nova–iorquinos, THOMAS VON ESSEN, e o chefe de polícia, BERNARD KENK. GIULIANI agradeceu o apoio dado pelos britânicos aos nova- iorquinos para enfrentar e superar a tragédia.

Dois encontros de trios elétricos e o ARRASTÃO DA TIMBALADA encerraram o carnaval baiano desde a madrugada e a tarde desta quarta-feira de cinzas, fazendo com que milhares de foliões voltassem para casa bem mais tarde.
A troça BACALHAU DO BATATA voltou hoje a arrastar uma multidão pelas ladeiras de OLINDA, com a animação que caracteriza seu desfile há quarenta e um anos, sempre na quarta-feira de cinzas.
Um dos carnavais mais agitados do RIO GRANDE DO NORTE terminou em tragédia. Três pessoas morreram eletrocutadas hoje de madrugada, na praia da REDINHA NOVA. Wallace Barcelos Pimentel, de 19 anos, vocalista da banda FERA SAMBA, que comandava um trio elétrico, foi atingido por descarga elétrica após tocar com o seu microfone em um fio de alta tensão. Os foliões LUIZ CARLOS JÚNIOR e ANDRÉ DA SILVA GUEDES, ambos de 17 anos foram atingidos no solo.

Nesta noite de quarta-feira de cinzas, assisto dois filmes na TV BANDEIRANTES :-

GOLPE MORTAL, filme de 1997, com JEFF FAHEY, KIM COATES, CARRIE-ANNE MOSS, GARY BUSY e DENNIS AKAYAMA. Uma gangue de terroristas rouba as plantas de uma estação de purificação de água e ameaça poluir o reservatório que abastece uma grande cidade.

O EMBAIXADOR, filme de 1984, de J. LEE THOMPSON, com ROBERT MITCHUM, ELLEN BURSTYN, ROCK HUDSON, FÁBIO TESTI e DONALD PLEASANCE. O embaixador americano em ISRAEL tenta negociar um acordo de paz para o ORIENTE MÉDIO. Mas sua credibilidade está ameaçada por um bando de terroristas que tem em seu poder um filme que mostra o envolvimento de sua mulher com o carismático líder de um grupo terrorista palestino. Um elenco de primeira garante a atenção do telespectador. ROBERT MITCHUM, apesar da cara fechada, exibe toda a angústia do embaixador, envolvido na chantagem terrorista. ELLEN BURSTYN é sua mulher adúltera. O filme marcou também por ser o último realizado por ROCK HUDSON. 
   
2 003  :  -   QUINTA-FEIRA
Continuam os dias quentes de verão. Isso não é nada bom para mim, que sofro de pressão alta. O raciocínio às vezes chega até a falhar, precisando parar em algum lugar. Uma carta, ou melhor, um panfleto do maldoso CORONEL CANAVÓ, entregue para alguns conselheiros, vem trazer alguma confusão. É um amontoado de mentiras, provando que ou ele está movido de más intenções ou então não vive a realidade da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ainda acha ele que o tal PROTOCOLO DE INTENÇÕES que ele assinou com MASSARANI é peça principal da reforma do Monumento–Mausoléu. Não está ajudando em nada o MMDC. O contrato da NESTLÉ é válido e diz que é nulo, criando um mal estar entre nós. O Sr. MARCONDES mostra-me o panfleto. De algum jeito vai ser preciso rebatê-lo. Talvez no encontro marcado para dia 19 de fevereiro na TRATORIA DA CONCHETA.

SARA MARIA ROSOLEN ALVARENGA, acusada de tentar matar os filhos JOSÉ ALEXANDRE, de 1 ano, e ALESSA, de 6, junto com o marido, o produtor artístico ALEXANDRE ALVARENGA, em CAMPINAS, chorou muito ao saber que o bebê pode ficar com seqüelas. SARA está com saudades das crianças e quer revê-las. Segundo o Hospital MÁRIO GATTI, o menino já movimenta o braço direito, mas foi constatada fratura no globo ocular esquerdo.

Durou apenas 45 minutos, mas foi o encontro mais emocionante e esperado pela dona de casa FRANCISCA MARIA RIBEIRO DA SILVA, de 63 anos. No início da tarde, ela foi procurada pela filha, a quem não via desde 4 de março de 1979. APARECIDA FERNANDA RIBEIRO DA SILVA, roubada da maternidade e batizada como ROBERTA JAMILLY MARTINS, surpreendeu ao procurar pela mãe biológica um dia depois de a polícia divulgar o DNA.

A operadora STELLA BARROS, sinônimo de viagens para a DISNEY nas férias de julho, entrou hoje com pedido de auto–falência na 27ª Vara Cível de São Paulo, encerrando suas atividades. A operadora deixa dívida de quinze milhões de reais, além de pouco mais de 30 passageiros no chão. Os problemas da STELLA BARROS se acumulam desde a COPA DO MUNDO DE 1998, na FRANÇA, quando a empresa fazia parte do “pool” de operadoras que venderam pacotes para o campeonato em parceria com a SBTR, operadora credenciada oficialmente junto à Confederação Brasileira de Futebol. Na época, as empresas do “pool” culparam a SBTR a agir de má fé pelo fornecimento de apenas 2.750 dos 3.600 ingressos pagos. A STELLA BARROS foi fundada em 30 de março de 1965 pela vovó STELLA, pioneira na organização de excursões de jovens para a DISNEY. A empresa chegou a transportar 25 mil passageiros por ano, em 95 e 96, sendo cerca de 15 mil só para os parques da FLÓRIDA. Hoje, tinha cerca de 50 funcionários. Em 2000, a STELLA BARROS foi vendida para a americana TRAVELYA NETWORKS, fundada em 99 e com sede em MIAMI, na FLÓRIDA. A empresa, que atua sob o nome fantasia de VOLANDO, e tem como sócio o CITICORP INTERNATIONAL FINANCE CORPORATION, tem a quase totalidade das ações da empresa.

A perspectiva cada vez mais próxima de guerra voltou hoje a derrubar os mercados financeiros. O preço do petróleo subiu com força: os contratos futuros do produto para março fecharam em trinta e seis dólares e trinta e seis centavos o barril em NOVA YORK, nível mais alto desde setembro de 2000. Houve perdas nas bolsas de NOVA YORK, LONDRES, FRANKFURT, TÓQUIO, HONG KONG e ZURIQUE. No BRASIL, a turbulência se aliou ao anúncio de aumento no IPCA e pressionou o dólar, que subiu 1,53% para R$ 3,66. O BANCO CENTRAL vendeu dólares – de cinqüenta milhões a cem milhões de dólares – mas não derrubou a cotação. O risco País teve alta de 2,8%, para 1 357 pontos.

A ex–miss COLÔMBIA, CLARA HARRIS, de 45 anos, foi condenada hoje, no TEXAS, EUA, por ter assassinado seu marido, atropelando-o com sua MERCEDES depois de encontrar o homem com a amante. O crime aconteceu em 24 de julho de 2002. CLARA, que atualmente trabalha como dentista, ouviu o veredicto impassível, ao lado de seus advogados. Ela declarou que só queria ferir o marido, não matá-lo. O mesmo júri de nove mulheres e três homens que a condenou, após nove horas de deliberações, vai decidir sua sentença, que pode variar de 5 a 99 anos de prisão.

TROPAS AMERICANAS das forças especiais, os chamados “BOINAS VERDES”, já estão operando em várias partes do IRAQUE, buscando depósitos de armas, estabelecendo uma rede de comunicações e procurando contato com possíveis desertores iraquianos. É a primeira fase da guerra terrestre em ação, segundo fontes familiarizadas com o planejamento militar do PENTÁGONO.

PRESO pela INTERPOL o ex–ministro da Economia do PERU, JORGE BACA CAMPODÓNICO. Ele é acusado de integrar a rede de corrupção liderada pelo chefe da espionagem peruana, VLADIMIRO MONTESINOS, durante o governo do ex–presidente peruano ALBERTO FUJIMORI. Em BUENOS AIRES, ARGENTINA.

ASSISTO na BANDEIRANTES o filme TIROS NA ESCURIDÃO, de 1999, uma produção holandesa, dirigida por DICK MAAS, com WILLIAM HURT, JENNIFER TILLY, DENIS LEARY e FRANCESCA BROWN. Em visita a AMSTERDÃ para fechar um importante negócio, um executivo hospeda-se em um luxuoso hotel com a sua mulher e a filha pequena, de dez anos, muda devido a um acidente há uns quatro anos atrás. Logo na chegada, porém, a menina se perde dos pais e, em um beco escuro, testemunha um assassinato. O fato vai mudar radicalmente os destinos da família, pois a menina é implacavelmente perseguida pelo assassino e um comparsa. A pessoa assassinada deveria trazer para o executivo importantes provas contra a assinatura de um contrato, razão de sua morte. A trama prende a atenção de quem assiste o filme até o seu final.
Enquanto assisto TIROS NA ESCURIDÃO chove muito em GUARULHOS.

2 004   :  -  SEXTA-FEIRA
O JOÃO atende um telefonema aflito da filha do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Disse ela que seu pai sentiu fortes dores no peito, ontem, sendo levado a um hospital. Retornou para casa, mas está em repouso absoluto, solicitando que avise o general BUENO da sua situação e pedindo para não se fazer ligações telefônicas para sua casa. Procuro transmitir esse quadro para o general, mas apenas fica o recado no escritório da CARNIDE (ele ainda não chegara).
Em casa, noto que um problema financeiro está perturbando o JOÃO. Há meses ele fez um empréstimo um tanto grande para as suas posses e agora tem dificuldade em saldar as prestações.
Passo pelo escritório do CORONEL CARLINI, na Rua SILVEIRA MARTINS. Entrego-lhe o disquete sobre a ATA DA ASSEMBLÉIA DE POSSE dos novos dirigentes da AORPM, como ele me pedira. O CARLINI conta-me que faleceu o CORONEL Res SÉRGIO SOLFERRINI MAMEDE, que durante muitos anos trabalhou na 1ª Companhia Independente, em MOGI DAS CRUZES. Foi vítima de um câncer no pâncreas. MAMEDE nasceu em 7 de julho de 1943. Entrou para a antiga FORÇA PÚBLICA em 16 de fevereiro de 1963. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1966. Sua promoção a 2º Tenente é de 25 de agosto de 1967. Foi a 1º Tenente em 23 de março de 1970. No dia 15 de dezembro de 1975 foi promovido a CAPITÃO. Em 24 de maio de 1983 ele era promovido a MAJOR. Não tenho as datas de suas outras promoções.
Presidindo mais uma reunião de oficiais, noto que temos problema financeiro no MMDS, onde o tesoureiro não consegue controlar o dinheiro da Entidade. Conversa comigo sobre isso, mas a culpa é única e exclusivamente dele, pois já cansei de avisá-lo para não conceder saídas de verbas que não podem ser repostas. Fica esse mal estar para ser consertado apenas na semana que vem.
Com o CORONEL MENDES estudo a situação do MMDCA que, não atinando com a confusão que iria causar, o governador transformou em LEI, criando o DIA DOS HERÓIS ANÔNIMOS MMDCA, a ser comemorado em 23 de maio. Chegamos à conclusão que o deputado CALDINI CRESPO, autor da palhaçada, deverá corrigir o erro cometido. Mandamos, via e-mail, para alguns deputados, uma solução encontrada ontem, após o almoço nosso com o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO. Depois, entro em contato com o deputado CORONEL ÉDSON FERRARINI e o coloco a par do que pretendemos. Falta agora elaborar um ofício para o vice-governador CLÁUDIO LEMBO, que está presidindo um grupo de pessoas que estão estudando esse problema. Só que não vejo boa vontade do vice em consertar como se deve o erro cometido.
Ficamos a tarde toda no MMDC e não temos conhecimento de desdobramentos no estado de saúde do Sr. MARCONDES. Quando o MENDES está dirigindo o carro, cai uma pancada d´água, mas ainda me deixa na estação ARMÊNIA, em condições de poder embarcar no ônibus para GUARULHOS. A viagem é muito demorada. A chuva que cai atrapalha muito o trânsito na marginal TIETÊ e na via DUTRA.
As zonas Leste e Norte são as mais castigadas pela chuva que começou às 14:10 horas. Na VILA GUILHERME e VILA MARIA caíram 37 milímetros de água. No JAÇANÃ, o CÓRREGO DA PACIÊNCIA transborda, invadindo casas. A AVENIDA DO SANATÓRIO fica parcialmente inundada. A enchente também atinge ruas da região do ARICANDUVA, na zona leste, e da VILA MEDEIROS, na zona norte. Desta vez, a chuva atinge a cidade praticamente ao mesmo tempo em três frentes: extremos Sul, Leste e Norte. Em PARELHEIROS chove granizo. Barracos da FAVELA ITAPEGICA, entre as rodovias PRESIDENTE DUTRA e FERNÃO DIAS, em GUARULHOS, são levados pelas águas.

MARIA DA CONCEIÇÃO RAMIRES DA COSTA – mãe do menino CARLOS RAMIRES DA COSTA, seqüestrado de uma família de classe média alta, em 1973, no bairro de LARANJEIRAS, no RIO - acredita que são falsos o histórico escolar e a certidão de nascimento que questionam a tese de que o supervisor de obras CARLOS ALBERTO DE SOUZA, de 38 anos, seria seu filho CARLINHOS. Ela disse manter esperanças de que o exame de DNA comprove que ela é a mãe de SOUZA.

Dois aviões TUCANO, da ESQUADRILHA DA FUMAÇA, que faziam treinamentos hoje no Interior de SÃO PAULO, se chocaram no ar. Os quatro tripulantes (dois em cada aeronave) se ejetaram e não sofreram ferimentos graves. De pára-quedas, eles caíram em local não habitado. O acidente aconteceu por volta das 9:50 horas, em SANTA RITA DO PASSA QUATRO, a 250 km da cidade de SÃO PAULO. Os aviões caíram no meio de uma mata fechada e não atingiram ninguém. Os técnicos da FAB demoraram mais de três horas para encontrar os destroços. Os tripulantes dos aviões: MAJOR LUIZ FRANCISCO TOLOSA, CAPITÃO MÁRCIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA, CAPITÃO JOSÉ MÁRCIO DE ALMEIDA e TENENTE FABRÍCIO CALOMENO MACHADO, foram resgatados de helicóptero, depois de serem salvos pelos pára-quedas, e passam bem.

A Polícia Civil encaminhou hoje à Justiça o inquérito sobre a morte do dentista FLÁVIO SANT´ANA e pediu a prisão preventiva de sete PMs. O soldado MAGNO DE ALMEIDA MORAES, o sétimo a ser preso, foi acusado de ameaçar a testemunha do crime, o comerciante ANTÔNIO ALVES DOS ANJOS. A CORREGEDORIA da PM também encerrou o INQUÉRITO POLICIAL MILITAR. O tenente CARLOS ALBERTO DE SOUZA SANTOS, o cabo RICARDO ARCE RIVERA e o soldado LUCIANO JOSÉ DIAS foram indiciados por homicídio qualificado, porte ilegal de arma e formação de quadrilha. O delegado DARCI SASSI, titular da 4 ª Seccional, ainda indiciou os PMs DEIVIS JÚNIOR LOURENÇO, IVANILDO SOARES DA CRUZ, ÉDSON ASSUNÇÃO e MAGNO DE ALMEIDA MORAES por formação de quadrilha. CRUZ e MORAES ainda vão responder pela acusação de coação no curso do processo. A PM já abriu procedimento para a demissão dos sete acusados.

O preso CARLOS FERNANDES MANÃO, de 29 anos, foi resgatado do HOSPITAL GERAL DE GUARULHOS, ontem à noite. Esse é o segundo caso de resgate de presos em hospitais, em 17 dias – o anterior foi no mês passado, no IPIRANGA, zona sul - sem contar a fuga de outro presidiário num hospital de OSASCO. O resgate de MANÃO gerou polêmica entre duas secretarias de governo em relação à responsabilidade sobre a escolta e guarda de detentos. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, essa tarefa é da polícia. Já a Secretaria da Segurança Pública alega que a escolta deve ser feita por PMs e a guarda por agente penitenciário. Acusado de matar um delegado da Polícia Civil em 2000, MANÃO foi resgatado às 21:20 horas de 12 de fevereiro. Ele é integrante do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL e deveria ser operado hoje.
MANÃO estava preso desde 9 de maio de 2002. Ele é acusado de ter matado, em fevereiro de 2000, o delegado LUCIANO HEITOR BEIGUELMANN, de 31 anos, do GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS. A quadrilha de MANÃO tentou roubar o carro do delegado no ITAIM BIBI, zona sul de São Paulo. O delegado reagiu e foi morto a tiros. O delegado JOSÉ CRISTIANO LOBO, do 7º DISTRITO POLICIAL de GUARULHOS, investiga o caso.

GUSTAVO KUERTEN passou um sufoco hoje para chegar às semifinais do ATP DE VIÑA DEL MAR, no CHILE, jogando em piso de saibro. O tenista nº 17 do ranking mundial ganhou do italiano FILIPPO VOLANDRI. Amanhã enfrentará o espanhol DAVID SANCHEZ, atual campeão. Outro brasileiro, FLÁVIO SARETTA, 45º do mundo, também avançou para as semifinais: derrotou o argentino MARIANO ZABALETA. O adversário de amanhã à noite sairá do confronto entre os chilenos NICOLAS MASSU e FERNANDO GONZALEZ.

A primeira grande denúncia de corrupção envolvendo integrante do governo petista resultou na demissão do subchefe de ASSUNTOS PARLAMENTARES, WALDOMIRO DINIZ. Até dia 23 de janeiro ele respondia ao ministro da CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU, de quem era homem de confiança e amigo; com a reforma ministerial, passou para a COORDENAÇÃO POLÍTICA, pasta chefiada por ALDO REBELO. Segundo denúncia apurada pela revista ÉPOCA, em 2002 ele pediu doações de campanha e propina a bicheiros cariocas. A demissão foi decidida ontem à noite, mas anunciada apenas hoje, após uma madrugada cheia de reuniões para o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e ministros. O PLANALTO quis reduzir a importância do episódio, mas o caso estragou a festa de 24 anos do PT e líderes do PSDB pediram o afastamento de JOSÉ DIRCEU.

A Justiça do RIO atendeu a solicitação da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual e autorizou hoje a quebra de sigilo de 14 telefones de suspeitos de envolvimento no assassinato do casal americano TODD e MICHELLE STAHELI, ocorrido em 30 de novembro de 2003. Os investigadores trabalham com a hipótese de que o mandante do crime tenha sido um colega de STAHELI, que era executivo da SHELL. O suspeito mora no exterior.
    
A Promotoria de Justiça da Cidadania instaurou inquérito civil para apurar suposta improbidade administrativa cometida por integrantes da cúpula da POLÍCIA MILITAR, que investigaram por um ano uma ação do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (GAECO), órgão do Ministério Público Estadual. O alvo principal do inquérito, conduzido pelo promotor SÍLVIO ANTÔNIO MARQUES, é o comandante da CORREGEDORIA PM, CORONEL PAULO CÉSAR MÁXIMO. Sob o título de CASO GAECO-SÃO VICENTE, a apuração da PM, que tinha como “interessado” o CORONEL MÁXIMO, averiguava “uso de placas frias” em dois VECTRAS do GAECO e a utilização de “pessoas com problemas com a Justiça”. Tudo começou quando um carro do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior parou os VECTRAS em SÃO VICENTE, perto de um ponto de drogas. Havia dois PMs a serviço do GAECO e dois informantes nos carros. Um desses era dirigido pelo informante R.S., que respondia a processo por formação de quadrilha e falsificação. Eles faziam um levantamento na região, sob ordem do promotor JOSÉ CARLOS BLAT, do GAECO. Pela lei, a ação de um promotor só pode se apurada pelo MPE. Mas, só depois de um ano, a Corregedoria do Ministério Público Estadual recebeu a apuração da PM. A revelação do caso pelos jornais provocou a reação do MPE. O procurador-geral, LUIZ ANTÔNIO GUIMARÃES MARREY, está examinando a atuação do Comando da PM- a de BLAT está sendo verificada pela corregedoria do MPE. Em tese, disse MARREY, pode ter havido prevaricação e abuso de autoridade na ação da PM. O CORONEL MÁXIMO informou, em mais de uma oportunidade, o caso ao subcomando da PM. Pelo menos uma vez, o comandante geral, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, determinou à corregedoria diligências que deviam ser feitas. A Secretaria de Segurança Pública informou que o objetivo da PM era apurar a conduta dos policiais a serviço do GAECO e demorou para informar o caso por causa da dificuldade de achar as testemunhas.

A atriz ALESSANDRA NEGRINI e o cantor e compositor OTTO anunciaram que estão esperando um bebê. A atriz, que está com dois meses, já é mãe de ANTÔNIO, de 6 anos, fruto do seu casamento com o ator MURILO BENÍCIO.

RITA LEE foi internada no Hospital ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO, com uma crise de estresse e deve permanecer hospitalizada por duas semanas. A cantora passou mal ontem, quinta-feira, quando testava o som para o show daquela noite no CANECÃO, no RIO. RITA só voltará aos palcos em março.

A convite do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de SÃO PAULO – SINICESP - o secretário dos Transportes Metropolitanos, JURANDIR FERNANDES, proferiu palestra a respeito dos projetos previstos para o Metrô, para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM- e sistema de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos –EMTU. “A orientação do governador GERALDO ALCKMIN é acelerar o ritmo de desenvolvimento dos projetos buscando todas as alternativas financeiras, inclusive parceria com a iniciativa privada”, afirmou o secretário. O sistema metrô-ferrovia terá, até 2010, uma rede com mais de 400 km de extensão e transportará cerca de 7,6 milhões de passageiros por dia. Para o Metrô está prevista a construção de mais de 30 km de extensão e 25 novas estações. As novas linhas (Linha 4-Amarela, prolongamento da linha 2-Verde, a partir da Estação ANA ROSA até o SACOMÃ, e a extensão da Linha 5-Lilás, do Largo TREZE até a região da VILA MARIANA) terão capacidade para atender a cerca de dois milhões de passageiros por dia, que se adicionam aos 2,6 milhões usuários/dia transportados atualmente. No caso do CPTM, o governo objetiva promover a modernização de toda a malha ferroviária, a exemplo do que foi feito na Linha C (OSASCO-JURUBATUBA) e num trecho da Linha E, entre LUZ e GUAIANASES, onde circulam modernos trens europeus, dotados de ar condicionado e música ambiente. O trajeto terá 31 km de extensão, numa nova via exclusiva, ligando a BARRA FUNDA ao Aeroporto de CUMBICA, em GUARULHOS. Na mesma via, será instalado o EXPRESSO DE GUARULHOS. A execução dos dois serviços (EXPRESSO AEROPORTO e EXPRESSO GUARULHOS) exigirá recursos de quinhentos e setenta e dois milhões de dólares.

Enquanto IRUAN ERGUI WU, de 8 anos, aproveitava seu primeiro dia depois da volta ao BRASIL para brincar na casa da avó, ROSA LEOCÁDIA ERGUI, em CANOAS (RS), familiares brasileiros e taiwaneses tentavam uma aproximação. Hoje, as tias do garoto PATRÍCIA ERGUI TAVARES e LEE HSON HUA trocaram cumprimentos em local neutro, a Escola Comunitária MARTINHO LUTERO. Na pauta do encontro estavam um acompanhamento a distância da readaptação e dos métodos de ensino brasileiro e negociações para manter o contato do garoto com os parentes orientais.  A disposição de IRUAN levou à exaustão a família e dezenas de fotógrafos que ficaram na frente da casa, no bairro CINCO COLÔNIAS. À 1:30 hora ele chegou em casa. Comeu alguns “brigadeiros” e começou a brincar. E não dormiu. Às 7 horas, saiu para furar balões que decoravam a entrada. Às 14 horas, quando foi fechada a porta da garagem, o garoto continuava ativo.
 
O ex-presidente checheno ZELIMKHAM YANDARBIYEV foi assassinado hoje numa explosão que destruiu seu automóvel na cidade de DOHA, no CATAR. Seu filho de 13 anos ficou criticamente ferido na explosão, que também matou dois seguranças do ex-líder, acusado pela RÚSSIA de ter ligações com a rede terrorista AL-QAEDA. Segundo o Ministério do Interior do CATAR, o atentado ocorreu às 12:45 horas locais (7:45 de BRASÍLIA), quando YANDARBIYEV, de 51 anos, deixava uma mesquita de DAFNA.

DIÁRIO OFICIAL DE 13 DE FEVEREIRO DE 2004 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM MARCOS ANTÔNIO GOMES MANOEL, atual comandante do 27º BPMI. Nasceu em 9 de agosto de 1959. Entrou para a PMESP no dia 18 de fevereiro de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1982; Capitão – 24 de maio de 1989. Não tenho a data da promoção a major. TENENTE-CORONEL em 25 de agosto de 2002.

Continuo assistindo a minissérie UM SÓ CORAÇÃO, pelo seu lado histórico, principalmente pelos pedidos da direção à Sociedade Veteranos de 32-MMDC no constante aos detalhes de 1932, quando da revolução constitucionalista. A minissérie ainda está no ano de 1929, quando vamos ter a queda do preço do café, motivada pela quebra da BOLSA DE VALORES de NOVA YORK. A família do CORONEL TOTONHO está se desagregando: as filhas MARIA LUÍSA e MARIA LAURA enfrentam o pai que, desvairado pelas lembranças constantes da falecida esposa MARGARIDA, comete uma série de atrocidades. Seu filho BERNARDO esteve servindo à COLUNA MIGUEL COSTA e volta com pensamentos comunistas, inclusive provocando reuniões de operários. MARIANO não consegue ver MARIA LUÍSA, enclausurada na mansão do CORONEL TOTONHO. O casamento de YOLANDA PENTEADO está em frangalhos e, numa necessidade de tratamento médico de sua mãe, ela é atendida pelo doutor MARTIM, o grande amor de YOLANDA. Com isso, eles se encontram e dão vazão ao sentimento que um sente pelo outro.
Premido por um sentimento de culpa, ao manter uma paixão por PAGU, OSWALD DE ANDRADE leva sua esposa, TARSILA DO AMARAL, para PARIS, onde ela brilha numa nova exposição. Mas, regressando ao BRASIL, a irrequieta PAGU novamente aparece na vida de OSWALD. RODOLFO, que também retorna de uma viagem com a esposa ELISA à EUROPA, traz um presente para seu pai, o CORONEL TOTONHO : um revólver. Dá-se a entender que será com essa arma que ele praticará o suicídio, ao se ver na miséria, com a queda do preço do café.
 
2 005  :  -  DOMINGO
O dia 13 de fevereiro marca a passagem do primeiro aniversário do escândalo WALDOMIRO DINIZ. É opinião corrente que nós, brasileiros, temos memória curta, mas ainda não deu para esquecer a figura patética do amigo e companheiro de apartamento do ministro-chefe da Casa Civil. Onde estará agora WALDOMIRO, livre e solto como o mais inocente dos brasileiros? Onde está a Polícia Federal, que se excede na incapacidade de produzir sua investigação minimamente decente sobre fatos públicos e notórios? Onde estão as vestais petistas da moralidade pública, que tanto gritavam contra a corrupção no governo federal? Tudo fica mais fácil de ser evangelicamente entendido à luz da ética petista – “não olheis nossos pecados, mas sim a fé que anima nosso partido”, cuja pureza de alma e de propósitos purga todos os pecados dos companheiros, por mais escabrosos que sejam (HÉLIO DE LIMA CARVALHO), no DIÁRIO DO LEITOR de “O ESTADO DE SÃO PAULO”, de 13 de fevereiro de 2005.

Estou empenhado em registrar minhas memórias e também em imprimir os primeiros dias do mês de fevereiro de 2005 quando chega o DVD PLAYER LG DV 8921 N CR que a MARLENE comprou ontem. Até que a entrega foi bem rápida. O PAULO CÉSAR faz a instalação do mesmo, acoplado ao televisor também LG, coisa que favorece a conexão. O primeiro filme que assisto no DVD, estreando-o é “KILL BILL 2”. Continuando a linha da história em KILL BILL-A VINGANÇA, uma assassina profissional, NOIVA, vai tentar vingar-se do seu antigo patrão, BILL, e dos outros membros do círculo de assassinos, por atirarem sobre ela no seu casamento e sobre todas as outras pessoas que lá estavam, deixando-a ficar, convencidos que estava morta. Quando este capítulo da história começa, NOIVA já encontrara com alguns de seus alvos, continuando a subir na cadeia de comando, sabendo que o caminho acabará por levá-la ao seu objetivo principal, a oportunidade de matar BILL. Como já assisti o primeiro filme da série, esse segundo dá para entender bem a vingança dela.

A MARLENE e a LUCINDA estão empenhadas no fogão, fazendo salgadinhos (encomenda da MARLENE), coisa que começa de manhã e avança pela tarde. O almoço sai um pouco tarde. Por volta das 15 horas, cai uma pancada forte d´água.

O esperado duelo entre ROBINHO e TEVEZ teve um vencedor incontestável. O SANTOS bateu o CORINTHIANS por 3 a 0, na VILA BELMIRO, com um show de seu maior craque, que marcou dois gols, deu o passe para LÉO abrir o placar e fez lindas jogadas. O argentino teve atuação apagada. Outros resultados: UNIÃO SÃO JOÃO 2 x PALMEIRAS 2; PORTUGUESA 3 x AMÉRICA 2; RIO BRANCO 1 x SANTO ANDRÉ 2; MARÍLIA 2 x ITUANO 2; BARBARENSE 1 x INTER,  de  LIMEIRA  2; GUARANI 1 x SÃO CAETANO 0; PAULISTA 2 x PONTE PRETA 1.
A polícia do PARÁ identificou três suspeitos de participação no assassinato da missionária americana DOROTHY STANG. Todos já tiveram a prisão preventiva decretada. Os nomes dos supostos matadores são mantidos em sigilo.

Hoje é um dia muito importante, talvez o mais importante do ano, para RONALDO, VANDERLEI LUXEMBURGO e REAL MADRID. O atacante se casa amanhã, nos arredores de PARIS, e quer fazer uma boa apresentação antes da cerimônia. O treinador brasileiro busca mais uma vitória, sua sétima, contra o OSASUÑA, às 16 horas, o que faria dele um recordista. LUXEMBURGO entraria assim para a história como o treinador de melhor início de carreira no Campeonato Espanhol, batendo o recorde do argentino LUÍS CARNIGLIA, que teve seis sucessos consecutivos na temporada 1957-1958, dirigindo DI STEFANO, GENTO e PUSKAS. E com a vitória, o REAL manteria a pressão sobre o BARCELONA, seu arqui-rival e líder da LIGA, iniciada desde a contratação de LUXEMBURGO, no fim de 2004.
Apesar da importância do jogo para os galácticos, RONALDO não conseguiu esconder, durante a semana, sua preocupação com o casamento com DANIELLA CICARELLI, na cerimônia que fará no CASTELO DE CHANTILLY, a 35 km de PARIS. O Fenômeno alugou avião particular para a família e para os companheiros de clube e escolheu 250 convidados ilustres. Na lista estão nomes como o heptacampeão mundial de Fórmula 1, MICHAEL SCHUMACHER, o melhor jogador do mundo de 2004, RONALDINHO GAÚCHO, e até o ministro da Cultura, GILBERTO GIL. O técnico da seleção brasileira, CARLOS ALBERTO PARREIRA, também estará na festa. Na terça-feira, dia 15, ele será o treinador do time de RONALDINHO GAÚCHO no jogo beneficente contra o time de SCHEVCHENKO pelas vítimas do tsunami, em BARCELONA. A escolha do CASTELO DE CHANTILLY por RONALDO não foi apenas um mero acaso. O jogador visitou o local várias vezes como um turista e nunca escondeu sua admiração pelo local.

O REAL MADRI vence o OSASUÑA por 2 a 1. Em sete jogos no Campeonato Espanhol sob o comando do técnico brasileiro, o time somou sete vitórias. Com isso, VANDERLEI LUXEMBURGO tornou-se o treinador de melhor início de carreira na história do RELA MADRID.

IRMÃ LÚCIA, uma das três crianças que afirmaram ter visto a VIRGEM MARIA, em FÁTIMA, PORTUGAL, em 1917, morreu hoje aos 97 anos em COIMBRA. A freira morreu no final da tarde no CONVENTO DE SANTA TERESA, no centro de PORTUGAL, onde vivia enclausurada havia anos. LÚCIA DE JESUS SANTOS nasceu em 22 de março de 1907 em uma cidade próxima à FÁTIMA. Quando tinha 10 anos, afirmou ter visto pela primeira vez a VIRGEM MARIA, na CAVERNA DA IRIA, quando estava com seus primos JACINTA e FRANCISCO MARTO. LÚCIA, que foi a única dos três primos que assegurou ter ouvido as palavras da VIRGEM, era a última sobrevivente daquele episódio. Segundo a tradição católica, as três crianças viram a imagem brilhante da VIRGEM MARIA, que teria ordenado aos primos que retornassem ao local no mesmo dia durante seis meses. As três crianças, que eram pastores, teriam sido as depositárias de três segredos da VIRGEM MARIA, cujo conteúdo é hoje em dia conhecido. O primeiro está relacionado com o final da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL e o segundo fala sobre a morte prematura dos primos de LÚCIA, JACINTA e FRANCISCO. Segundo o VATICANO, o último segredo que a VIRGEM MARIA teria revelado às três crianças esteve relacionado com o atentado à bala sofrido pelo PAPA JOÃO PAULO II em 13 de maio de 1981, na PRAÇA DE SÃO PEDRO. O corpo de IRMÃ LÚCIA será velado na CATEDRAL DE COIMBRA e sepultado no cemitério do CARMELO DE SANTA TERESA.

O PAPA JOÃO PAULO II, de 84 anos, reapareceu hoje em público, três dias depois de receber alta médica, desafiou seu estado de saúde, demonstrou que está melhorando e que, embora esteja com a voz muito fraca, disse estar disposto a continuar à frente da Igreja Católica.
 
Milhares de pessoas acenderam velas na frente da ÓPERA SEMPER, em DRESDEN, na ALEMANHA, em memória dos cerca de 35 mil mortos no bombardeio da cidade pelos britânicos na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. O ataque completou hoje SESSENTA ANOS. Um grupo de neonazistas tentou se aproveitar da cerimônia, mas acabou rejeitado por manifestantes.

O edifício WINDSOR, um dos arranha-céus mais emblemáticos de MADRI, foi destruído hoje por um incêndio causado aparentemente por um curto-circuito. Como o prédio estava em obras e desabitado, não houve vítimas. Mas sua estrutura interna foi seriamente abalada e ele corre o risco de desabar. O incêndio, considerado pela prefeitura local o maior na história de MADRI, começou no fim da noite de sábado e só foi debelado na noite de hoje. Sete bombeiros ficam intoxicados pela fumaça.

A polícia francesa investiga a origem da potente explosão que destruiu hoje o TEATRO EMPIRE, em PARIS, que causou ferimentos em sete pessoas. O térreo e o primeiro andar do teatro, situado na Avenida WAGRAM, subúrbio da capital francesa, foram reduzidos a escombros.
   
A ALIANÇA IRAQUE UNIDO, que reúne grupos xiitas sob apoio do clérigo aiatolá ALI AL-SISTANI, venceu as eleições iraquianos com 47,6% dos votos, anunciou neste domingo a comissão eleitoral. O grupo conquistou cerca de 4,07 milhões de eleitores, índice inferior à expectativa anunciada de 60%. A prévia confirma o segmento como o mais importante força política no país depois da derrocada de SADDAM HUSSEIN. Durante o regime do ditador, um sunita, a maioria xiita sofreu forte opressão. O resultado oficial, no entanto, só será divulgado daqui a dois dias, depois que for encerrado o período para pedidos de recontagens e impugnações. Em segundo lugar está a ALIANÇA DO CURDISTÃO – que reúne a UNIÃO PATRIÓTICA DO CURDISTÃO e o PARTIDO DEMOCRÁTICO DO CURDISTÃO.

2 006   :   -    SEGUNDA-FEIRA
AS GRANDES MUDANÇAS NÃO SE OPERAM REPENTINAMENTE, MAS PELA INCLUSÃO DE HÁBITOS QUE, REPETIDOS SISTEMATICAMENTE, SOMAM-SE AOS OUTROS, E AÍ, QUANDO VOCÊ MENOS ESPERA, SUA VIDA JÁ NÃO É MAIS A MESMA QUE ANTES.

Recebo um telefonema da professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM preocupada com os caminhos do Movimento “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”, que teve um duro golpe com a suspensão da reunião marcada para o dia 9 de fevereiro na Associação Comercial. Começamos a semana pensando em realizar outras manifestações. Digo a ela que no dia 16 de fevereiro teremos uma reunião da Diretoria Executiva e que isso poderá ser discutido. Ela pretende comparecer na mesma, como convidada, a exemplo do Professor JOSÉ CARLOS, do núcleo da LAPA, que também pretende discutir esse assunto conosco.
Aumenta o calor nesta segunda-feira. Rumo diretamente para a Entidade que dirijo, o MMDS, onde CARMELO está recebendo o relatório do AMÉRICO, pronto para conhecimento dos demais oficiais. Aguarda-se a chegada de oficiais da nossa co-irmã, convidados para estagiarem em SÃO PAULO. Eles deverão estar presentes para a devida recepção.
Nesta tarde, no MMDC, estou sozinho. Não comparece o presidente e nem o vice (o CORONEL MENDES está levando sua sogra a um dentista). O advogado ANTÔNIO FROTA vem nos visitar. Quer conversar com o ROMAGNOLI sobre a ação de danos morais movida por nós contra DUAILIBI, o repórter que nos chamou de “grupelho” além de outras intolerâncias e também o cometimento do crime de racismo. O juiz quer que o advogado diga o quanto vale os danos morais causados. Logo depois chegam três cadetes: MASTROPIETRO (Presidente do Diretório Acadêmico XV de Dezembro da APMBB); JOVINO (Diretor de Finanças) e SERPA (aluno-oficial encarregado de ser o elo de ligação entre o Diretório Acadêmico e o MMDC). A idéia é estabelecer premissas através de um convênio, onde o Diretório Acadêmico divulgaria o Movimento Constitucionalista de 1932 e angariaria associados no corpo de cadetes. Esse é um sonho antigo da Sociedade, que até hoje não foi realizado. Houve algumas tentativas, mas todas elas não foram para frente. Veremos agora que a coisa vai “colar”.
MASTROPIETRO, JOVINO e SERPA permanecem na Sociedade até às 17 horas. O calor continua e isso não é bom. Retorno para casa, enfrentando um ônibus EXPRESSO COCAIA.
Em casa começou a chegar o material para a reforma da casa dos baianos. MARLENE e LUCINDA irão dirigir esses trabalhos a fim de aprontar os cômodos onde farei uma extensão de minha biblioteca.

Nesta segunda-feira começa a segunda semana do seriado LOST, na GLOBO. O seriado vem mantendo os bons índices de audiência de seu antecessor “24 HORAS”, e atingiu média de 18 pontos no IBOPE na primeira semana. LOST conta a saga de 48 sobreviventes de um acidente aéreo. Perdidos em algum ponto do Oceano Pacífico e sem perspectiva de serem resgatados, eles lutam pela sobrevivência em uma ilha que esconde uma série de enigmas. E não são poucos. Ursos polares, um suposto monstro que devora gente e habitantes desconhecidos que circulam por uma parte perigosa da ilha são apenas alguns dos mistérios que estão por trás da estada sinistra dos viajantes no local. O passado de cada um deles, revelado em flash-backs ao longo da série, também esconde coincidências que garantem o suspense. Sem grandes estrelas no elenco – apenas o personagem principal, JACK, é interpretado por um conhecido ator de seriados norte-americanos, MATTHEW FOX, que conquistou os adolescentes em “PARTY OF FIVE” – o que segura a audiência de LOST é a mistura de elementos como suspense, drama no mesmo caldeirão. No ano passado, a série desbancou “24 HORAS” e “A SETE PALMOS” no EMMY (o OSCAR da TV nos ESTADOS UNIDOS) e, em janeiro, garantiu a estatueta de melhor série dramática na GLOBO DE OURO.  A segunda parte da aventura, que começa no mesmo ponto em que termina a primeira temporada, estreou nos EUA em setembro de 2005 com mais de 23 milhões de espectadores. Foi a maior audiência de estréia de uma série do ano. Em menores proporções, o cenário se repetiu aqui no BRASIL. Quando foi exibida a primeira temporada de LOST na TV paga (a trama estreou no canal AXN em 2004), a série figurou na liderança do horário. E o canal pretende repetir o resultado a partir de março, quando colocará no ar a segunda parte. Na GLOBO, talvez, em fevereiro de 2007 chegue a continuação.

O dólar fechou hoje na menor cotação desde 10 de abril de 2001, a R$2,153.  A moeda americana teve queda de 0,6% no dia e já acumula baixa de 7,4% no ano. A expectativa de aprovação, nesta semana, do projeto de desoneração do investimento estrangeiro em títulos públicos ajudou a levar o dólar ao nível mais baixo dos últimos cinco anos. RICARDO AMORIM, analista do banco WESTLB, em NOVA YORK, acredita que a queda vai continuar. Ele disse que o BANCO CENTRAL não tem poder suficiente para contrabalançar o fluxo de recursos estrangeiros proveniente de exportação recorde e investimentos financeiros atraídos pelas altas taxas de juros.

Um estudante de 14 anos foi morto a socos e pontapés depois de pisar, sem querer, no pé de um de seus agressores, ontem à noite, na saída da danceteria na qual ele estava, em SUZANO. Como costumava fazer há um ano, WELLINGTON RAFAEL DE SOUZA foi ao baile na danceteria LA SOCIETÁ, na área central da cidade. Estava acompanhado de seu grupo de amigos, cerca de dez jovens, quando pediu emprestado a um deles um dinheiro para comprar um cachorro-quente na rua, que estava cheia de jovens. Eram 22:30 horas. Antes de chegar até o ambulante, pisou sem querer no pé de um rapaz que estava com mais três colegas. Foi o suficiente para ser espancado até a morte, apesar de pedido de desculpas. O caso será investigado pelo setor de homicídios da cidade, que até hoje tinha poucas pistas dos bandidos.

Foi em clima de euforia que o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA chegou hoje à comemoração dos 26 anos do PT que adotou o slogan “A VOLTA POR CIMA”, e transformou a festa na largada da campanha pela reeleição. LULA chegou às 21 horas e ficou por mais de meia hora cumprimentando dirigentes e militantes petistas. A recepção foi calorosa, com muitos aplausos e gritos dos jingles das campanhas petistas. Mais tarde, quando chamado ao palco, LULA subiu ao som de palavras de ordem como “Um, dois, três! LULA outra vez”.
Antes do jantar, LULA foi informado de que a pesquisa do Instituto SENSUS, da Confederação Nacional dos Transportes, a ser divulgada amanhã, aponta considerável melhora em seu desempenho num eventual segundo turno das eleições presidenciais com o tucano JOSÉ SERRA. À tarde, o presidente do PT, RICARDO BERZOINI, reuniu-se com governadores, prefeitos e dirigentes do partido para cobrar mobilização e unidade na campanha eleitoral, além de postura mais firme dos petistas diante dos ataques da oposição.

O PM ISRAEL DA SILVA, 38 anos, pertencente ao 32º BPMM, foi morto na frente de um bar em SUZANO, na Região Metropolitana de SÃO PAULO, hoje pela madrugada. ISRAEL DA SILVA estava de folga e conversava na porta de um bar no JARDIM REVISTA quando um homem se aproximou, atirou várias vezes contra o PM. Roubou-lhe a arma e fugiu.  

Um carro da comitiva do prefeito JOSÉ SERRA foi atingido por dois tiros hoje a caminho de um evento com o prefeito em ITAQUERA, zona leste. Os disparos foram feitos por volta das 14 horas na RADIAL LESTE, na altura da estação ARTUR ALVIM do metrô, durante uma troca de tiros entre o motorista de um ESCORT branco e um motoqueiro. SERRA seguia para o local de helicóptero e só ficou sabendo do caso quando deixava o evento. Ele fez questão de conferir as marcas de bala no automóvel, um SANTANA branco. Ninguém ficou ferido.

Nem o próprio delegado-geral da Polícia Civil do Estado de SÃO PAULO, MARCO ANTÔNIO DESGUALDO, conseguiu escapar da violência na Capital. Ontem, ele e sua família foram vítimas de uma tentativa de seqüestro-relâmpago, crime que já faz parte do cotidiano dos paulistanos. Às 20:40 horas, a família foi rendida por quatro criminosos em duas motocicletas. O delegado havia acabado de estacionar seu carro particular na Avenida PROFESSOR SOUZA BARROS, no JABAQUARA. Um dos ladrões, armado com um revólver cromado, calibre 38, se aproximou do vidro do motorista, onde DESGUALDO estava, e gritou: “Mãos para o alto, vá rápido para o banco de trás”. “Ainda dentro do carro, eu levantei minhas mãos e pedi calma ao bandido. Depois, tentei acalmar minha mulher e minha filha. Desci lentamente do carro. Nesse momento, aproveitei um descuido do ladrão e empurrei, com força, a porta do motorista contra ele. Em seguida, atirei para o alto e anunciei que era a polícia”, descreveu DESGUALDO.
Os bandidos se assustaram com a reação do delegado. Eles provavelmente sequer suspeitavam que estavam tentando roubar o chefe da Polícia Civil do Estado. “Os ladrões fugiram acelerando as motos, mas eu fui atrás, correndo a pé. Corri cerca de 50 metros”. As placas dos veículos não foram anotadas. Logo depois, a quadrilha desapareceu. 

Chega uma correspondência do CORONEL Ref JOÃO NIKOLUK, chefe de turma do CSP/87. Como sempre, traz a carta do companheiro de bancos escolares do CAES ensinamentos filosóficos. Desta vez é um artigo de SÉRGIO CARLOS COVELLO, psicanalista e membro da URCI – Universidade ROSECROIX INTERNACIONAL. MARCO AURÉLIO, o imperador filósofo, expoente do neo-estoicismo, diz:
“Se suprimires a tua opinião sobre aquilo que te parece causar sofrimento, alcançarás perfeita segurança. Tu, quem? A razão. Mas eu não sou apenas razão. Seja. Então, que a razão não se perturbe a si mesma. Mas se outra parte de ti sofrer, que ela opine sobre si mesma. Se estás aflito por alguma coisa externa, não é ela que te perturba, mas o juízo que dela fazes. E está em teu poder dissipar esse juízo. Mas se a dor provém da tua disposição interior, quem te impede de a corrigir?
Diz SÉRGIO CARLOS: ....se o paradigma estóico da ausência total das emoções parece inatingível ou dificílimo de atingir, é fora de dúvida que as emoções precisam ser controladas. A raiva e o medo são as mais perniciosas e requerem combate metódico. A própria alegria que traz benifícios para a mente e o corpo (o coração alegre é bom remédio), necessita de limites, pois em grau exacerbado produz ações desatinadas.
......não espera nada dos outros, nem teme perder nada, uma vez que não considera coisa alguma como sua propriedade, não se ofende jamais, realiza a obra, mas não espera os frutos e, acima de tudo, aceita com sabedoria os reveses da vida.
Em sua FILOSOFIA PERENE, ALDOUS HUXLEY relata a resposta de S. INÁCIO DE LOIOLA, o fundador da COMPANHIA DE JESUS, quando lhe perguntaram quais seriam seus sentimentos se o papa um dia suprimisse a sua Ordem: “Um quarto de hora de oração – disse o santo – e eu não pensaria mais nisso”.

Pelo menos uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em confronto entre soldados da força internacional de paz e partidários do candidato e ex-presidente RENÉ PRÉVAL, no HAITI. Os manifestantes ergueram barricadas na capital, PORTO PRÍNCIPE, e invadiram o hotel onde os membros do Conselho Eleitoral Provisório estavam anunciando resultados das eleições. Os eleitores de PRÉVAL querem que ele seja declarado presidente, apesar de não ter tido maioria para ser eleito no primeiro turno. Apurados 90% dos votos, PRÉVAL tinha 48,7%. Os protestos começaram após suspeita de fraude.

A maior nevasca da história de NOVA YORK paralisou a cidade no domingo, mas a megaoperação de 27 milhões de dólares (R$59 milhões) para limpar as ruas conseguiu evitar que o caos se instalasse hoje na cidade. Ainda assim, andar na rua foi um desafio rapidamente associado pela mídia local aos JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO, que começaram no fim de semana em TURIM. Pilhas de neve se acumulavam nas calçadas, fazendo a simples travessia de uma avenida um exercício de equilíbrio para nova-iorquinos e, principalmente, para os turistas, com sapatos inadequados. Saltos altos foram substituídos por sapatos de borracha, e parte das 50 mil toneladas de sal espalhadas pela prefeitura no domingo para ajudar a derreter a neve ainda era ouvida estalando sob os soldados.

O ex-ditador iraquiano SADDAM HUSSEIN foi levado à força hoje ao Tribunal Especial que o julga pela matança de 148 civis xiitas em 1982. Trajando uma túnica cinza em vez do tradicional e elegante terno preto das audiências anteriores, ele entrou na sala com outros sete ex-assessores, que respondem pelo mesmo crime, visivelmente irritado. “Isto é puro terrorismo imposto por você”, gritou dirigindo-se ao impassível juiz curdo RAUF ABDERRAHAMANE.
SADDAM e seus ex-colaboradores se recusavam a comparecer às audiências sem a presença dos advogados que contrataram. Estes decidiram boicotar o julgamento no fim do ano passado por considerá-lo “parcial, injusto e prejudicial” a seus clientes. O tribunal, então, decidiu nomear advogados do Estado para a defesa dos réus.
Ignorando as queixas, o juiz chamou as duas testemunhas convocadas para essa audiência: AHMAD JUDAIR, ex-diretor do gabinete de SADDAM, e HASSAN AL-OBEIDI, ex-chefe do serviço de espionagem externa iraquiano. Eles também se queixaram de terem sido levados à força ali. Durante todo o interrogatório, JUDAIR e OBEIDI referiram-se a SADDAM como “senhor presidente”. Ambos rejeitaram depor contra os réus. O juiz suspendeu a audiência.

MORREU nesta segunda-feira, em sua casa na FRANÇA, o pintor CHARLES ORTEGA, amigo e discípulo de PABLO PICASSO. ORTEGA nasceu na ARGÉLIA, em ORANO, em 1925. Entre as obras mais conhecidas do artista estão as MARINAS, as sensuais FRISSONNANTES, como também o ciclo do orientalismo e os retratos de BRIGITTE BARDOT, PIERRE CARDIN e CHARLES DE GAULLE.

FALECEU aos 86 anos o filósofo inglês PETER STRAWSON, opositor do pensamento filosófico de BERTRAND RUSSELL, cuja lógica formal, segundo ele, podia ser um bom instrumento, mas insuficiente para entender o funcionamento da linguagem. Seu livro mais conhecido é “LIBERDADE E RESSENTIMENTO”, em que contraria a crença no determinismo.

Foi afastado da equipe brasileira de bobsled – modalidade na qual quatro atletas descem uma pista de gelo num carrinho sobre lâminas – o atleta ARMANDO DOS SANTOS, que competiria nos jogos de inverno de TURIM, neste ano. O Comitê Olímpico Brasileiro anunciou que o teste antidoping preventivo do esportista deu positivo para nandrolona, um tipo de esteróide anabolizante. Ele será substituído por CLAUDINEI QUIRINO, ex-velocista e ganhador da medalha de prata no revezamento 4 por 100 metros na OLIMPÍADA DE SYDNEY. Em TURIM.

2 007    :      -   TERÇA-FEIRA
APROVEITE ESTE MOMENTO QUE SE PODE CONSTITUIR EM UMA OPORTUNIDADE DE CONCLUIR ALGUMAS SITUAÇÕES QUE, ANTES, PARECIAM QUE SE COMPLICARIAM PARA SEMPRE. TUDO DEPENDE DE BOA VONTADE, POIS A OPORTUNIDADE ESTÁ DISPOSTA A QUALQUER MOMENTO.
Telefono para o Sargento Reformado ALCIDES DE MENESES. Ontem, ele completou 79 anos de vida e não tive oportunidade de lhe telefonar. Continua se queixando do joelho, impedindo de sair de casa.
Na Internet, mantenho um bate-papo com o SARGENTO MATOS, do GRUPO FEBIANO. Ele quer ajudar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, citando-a no site do grupo. Já mandei para ele o histórico da sociedade, um resumo do Movimento Constitucionalista de 1932, meu currículo e outros assuntos correlatos. Também, pela internet, recebo uma relação muito extensa de uma bibliografia sobre a Revolução de 32. Num dia muito quente, ruim para a pressão, pois ela fica alta, apesar dos remédios que tomo, vou tarde para SÃO PAULO.
OREZ, VICTÓRIO, ELÁDIO e RONALDO querem orientação para os trabalhos desta tarde. VICTÓRIO teve um extenso movimento ontem em lojas onde presta serviço. Faz um relatório sobre essas aulas de segurança. GESOFATO continua recebendo instruções de LUZ e FERNANDO.
No MMDC, o CORONEL MENDES mostra-me a regulamentação da MEDALHA “PELA LEI”. Fizemos algumas correções. Depois, procuro ajudar o MENDES num problema que está tendo com o provedor de seu computador, o TERRA. O nome de sua esposa está errado e a senha não é aceita quando ele solicita o débito. Não recebeu o boleto e não sabe como pagar. A funcionária LUCIENE tenta resolver o problema. Por ser hoje dia de rodízio da placa de seu carro, vamos deixar a Sociedade antes das 17 horas. Nesse momento, está chegando uma pessoa que quer saber sobre auxílio funeral para um ex-combatente, que faleceu recentemente. Mas não temos mais tempo para ficar no MMDC. Nas minhas viagens de ônibus, leio na revista ÉPOCA uma momentosa reportagem sobre o crime bárbaro cometido no RIO, quando marginais roubaram um carro e arrastaram uma criança de 6 anos, que ficou presa pelo cinto de segurança, dilacerando-a.  O crime passou a ser conhecido internacionalmente e procura-se melhorar a lei que, atualmente, favorece muito o criminoso.
Nesta noite, o GINO telefona-me. Não foi à tarde na Sociedade e conta que recebeu um aviso do GENERAL BUENO que a juíza do processo movido pelo ardiloso EMENDABILI determinou medidas por parte da polícia militar no caso do restauro do Monumento Mausoléu. A Sociedade está isenta disso e não sei porque o general ainda se intromete nesse assunto. Pelo decreto de setembro a manutenção, segurança e necessidades de reforma do Monumento devem ser resolvidos pela PMESP e não mais pela Sociedade. O GINO, por ser capitão reformado, tem grande respeito pelo general e fica numa situação difícil. Diz que o TENENTE-CORONEL PM VASCONCELOS, Chefe do CSM/O, foi contactado pelo general. Acontece que esse oficial perdeu sua esposa e está afastado da função. O substituto nada sabe do assunto Monumento Mausoléu. GENERAL BUENO também perturbou a TENENTE-CORONEL Fem PM, Chefe da 5ª. Seção do EM/PM, que não tem como explicar ao general que ela não é a pessoa responsável para lhe responder ou tomar qualquer medida.  
Tarde da noite, leio uma mensagem que o ROMAGNOLI mandou para o GINO, a respeito do Monumento Mausoléu, dando conhecimento a mim.


ANDAMENTO(S) DO PROCESSO
07/02/2007
Aguardando Manifestação das Partes - P. 28/02/2007 - Despacho de fls.7610: Fls.7.562/7609: Tendo em vista a necessidade deste Juízo de acompanhar os trabalhos de reforma e manutenção a serem realizados no monumento do Obelisco, por força do processo que se encontra sob minha jurisdição, cujo objeto, dentre outras questões, é a obra de manutenção do referido monumento, delibero no sentido de se faz necessário, assim que houver o resultado da licitação a ser realizada para escolha da empresa a realizar a obra, que se noticie a este Juízo, inclusive apresentando-se o cronograma de obras a ser executado, para acompanhamento judicial. Além disso, antes do início dos trabalhos, faz-se necessária a realização de uma vistoria precedente às obras de restauro e manutenção que virão a ser executadas, para que este Juízo tenha total ciência do estado atual do monumento Obelisco, antes que as mesmas se realizem, inclusive, com acompanhamento pelo perito judicial. Oficie-se. - Despacho de fls.7612: Oficie-se, por fax, ao Tenente Coronel da Polícia Militar, Sr. Francisco Carlos de Vasconcelos, para que apresente, em 48 horas, o relatório da obra atualmente executada. Int.. - Despacho de fls.7668: Oficie-se ao Comando da Polícia Militar, para que informe se as obras já foram concluídas. Int. Ciência do Oficio de fls.7673/7675.
27/12/2006
Aguardando Digitação - Oficie-se, por fax, ao Tenente Coronel da Policia Militar, Sr. Francisco Carlos de Vasconcelos, para que apresente, em 48 horas, o relatório da obra atualmente executada. Int.
27/12/2006
Despacho Proferido
Oficie-se, por fax, ao Tenente Coronel da Polícia Militar, Sr. Francisco Carlos de Vasconcelos, para que apresente, em 48 horas, o relatório da obra atualmente executada. São Paulo, 27 de dezembro de 2.006. MARIA LÚCIA RIBEIRO DE CASTRO PIZZOTTI MENDES JUÍZA DE DIREITO

Atleta de time grande normalmente ganha bem e tem prestígio, mas cada vez menos sossego. Além dos casos recentes de seqüestros de mães e irmãs, tornou-se obrigação vencer os jogos – e ser infalível. Torcedores não admitem derrotas. E, quando elas ocorrem, muitas vezes passam dos limites. Mais um triste episódio veio à tona hoje. Alguns que se diziam corintianos ameaçaram familiares do zagueiro MARQUINHOS, segundo contou o jogador, em entrevista no PARQUE SÃO JORGE. O motivo: o erro que originou o segundo gol do SÃO PAULO, domingo, no MORUMBI. Visivelmente abalado, o atleta pediu à diretoria e à comissão técnica que o liberassem para deixar o clube. Espera, até o fim da semana, definir o futuro. Uma certeza, porém, já tem: quer distância da capital paulista. O SPORT-PE mostrou interesse em contratá-lo.

Enfim, GUSTAVO KUERTEN se reencontrou com a vitória, que não vinha desde o USOPEN de 2005 (quando derrotou PAUL GOLDSTEIN). O bom resultado veio na estréia no BRASIL OPEN, na COSTA DO SAUÍPE, diante do italiano FILIPPO VOLANDRI.

Após dez horas de julgamento, JOÃO CARLOS RANGEL LUISI, o JONY, foi condenado a 19 anos de prisão, em regime fechado, pelo assassinato do ex-juiz-corregedor de PRESIDENTE PRUDENTE, ANTÔNIO JOSÉ MACHADO DIAS. A sentença foi dada à 1:40 hora, no Fórum da BARRA FUNDA, pela juíza LIZA LIVINGSTON, do 1º. Tribunal do Júri.
O crime ocorreu em 14 de março de 2003. Na madrugada de 13 de dezembro de 2006, RONALDO DIAS, o CHOCOLATE, outro envolvido, já havia sido condenado a 16 anos e oito meses de prisão. REINALDO TEIXEIRA DOS SANTOS, o FUNCHAL, e ADILSON DAGHIA, o FERRUGEM, também acusados da morte do juiz, aguardam julgamento.

O PM MÁRCIO BARRAS LUÍS, 37 anos, estava no carro com a namorada, em JUNDIAÍ, quando uma dupla se aproximou em uma motocicleta. Um dos ladrões desceu e bateu no vidro do carro com uma arma, anunciando o assalto. O PM BARRAS teria feito sua namorada se abaixar e saiu para a rua. A dupla percebeu que ele estava armado e atirou. O PM tentou correr para dentro da casa, mas foi baleado mais vezes. Chegou a ser levado para um pronto-socorro da região, mas chegou morto ao hospital. Um suspeito foi preso após comentar o crime numa loja de conveniências de um posto de gasolina. DIOGO MARUSKI GENARO, de 21 anos, foi reconhecido pela namorada de BARRAS.

A CORÉIA DO NORTE concordou hoje, após árduas conversações, em desligar seu principal reator nuclear e eventualmente desmantelar seu programa de armas nucleares em troca de 300 milhões de dólares em ajuda, quatro meses após o Estado comunista ter chocado o mundo ao testar uma bomba nuclear. Foi firmado um acordo entre ESTADOS UNIDOS, JAPÃO, RÚSSIA, CHINA e as duas CORÉIAS para o fim do programa nuclear norte-coreano. Como compensação por suspender esse programa, a CORÉIA DO NORTE receberá um milhão de toneladas de óleo combustível. Esse material abastecerá as usinas elétricas do país, que hoje operam apenas com 65% de sua capacidade. Pelo acordo, a CORÉIA DO NORTE tem sessenta dias para desligar seu principal reator nuclear, permitir inspeções da ONU e fornecer uma lista de suas atividades ligadas à energia atômica. Em PEQUIM.

Localizada a pintura LE REPAS CHEZ SIMON (A CEIA NA CASA DE SIMÃO), de PAUL CÉZANNE, que estava desaparecida havia sessenta anos. Ela foi realizada entre 1860 e 1870, durante a juventude do pintor francês. Nessa ocasião, CÉZANNE fazia adaptações livres de obras expostas no MUSEU DO LOUVRE. Inspirada em um trabalho do maneirista italiano PAOLO CALIARI, o VERONESE, a tela foi localizada na ITÁLIA em um acervo particular. Em FLORENÇA.

Em episódios diferentes e praticamente simultâneos, dois atiradores mataram pelo menos oito pessoas na noite de ontem nos Estados de UTAH e PENSILVÂNIA, nos EUA. Nos dois casos, os atiradores também morreram. Na FILADÉLFIA, PENSILVÂNIA, um investidor convidou uma reunião de negócios, matou três participantes e feriu outro, antes de se matar. Meia hora depois, a milhares de quilômetros, em SALT LAKE CITY, um franco atirador invadiu um shopping center, matou cinco pessoas, feriu outras quatro e acabou morto pela polícia.

2 008       :       QUARTA-FEIRA
Levanto por volta das 8 horas. O rosto, do lado esquerdo, continua inchado. Isso me deixa em dificuldade até para ler os jornais. Mesmo assim, consigo fazer isso. LUCINDA precisa de dinheiro. O SARGENTO PM Ref JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR vai me levar até um caixa eletrônico do BANESPA para sacar uma certa quantia. As pessoas conhecidas, como o Sr JOSÉ BOARETTO e o Sr NELSON perguntam sobre o resultado da operação.
No computador, ainda pela manhã, coloco nas memórias os principais acontecimentos dos últimos dias. Dada minha situação não há condições de ir para a cidade de SÃO PAULO nesta tarde. Talvez nem vá à Sociedade nesta semana.
A MARLENE fez encomenda do remédio OMEPRAZOL, receitado pelo 1º TENENTE Méd PAULO APARECIDO ORTIZ GALIANO, à ULTRAFARMA, ontem. Nesta tarde, chega o remédio, como também o TORZ SOLAR BLOQUEADOR FPS 60, que preciso usar. A partir de hoje, tenho na minha rotina esses remédios.
GINO mantém contato comigo. Ele diz que recebeu um telefonema do Sr GERALDO FARIA MARCONDES convidando-nos para um almoço. Fala também de uma reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, marcada para o dia 25 de fevereiro.

O CORONEL PM MANOEL ANTÔNIO DA SILVA ARAÚJO encontra-se em BELÉM/PARÁ participando hoje e amanhã da Reunião Extraordinária da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – LIGABOM.

CADERNO METRÓPOLE, do ESTADÃO, na sua capa: OFICIAIS MARCADOS PARA MORRER; COMANDANTES DE BATALHÕES DA PM DA ZONA NORTE DE SÃO PAULO SÃO AMEAÇADOS DE MORTE POR SOLDADOS ENVOLVIDOS EM CHACINAS.
Oficiais da Polícia Militar que trabalham nos batalhões da zona norte de São Paulo foram jurados de morte depois de tentar pôr ordem em suas unidades. As ameaças começaram em 2007, muito antes de o coronel JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES, comandante do policiamento da região, ser assassinado. Primeiro alvo do grupo de extermínio responsável por chacinas e por achaques a traficantes de drogas da região, o TENENTE-CORONEL PM JOÃO OSÓRIO GIMENEZ GERMANO pediu afastamento do 18º Batalhão – ele foi chefiar o 49º Batalhão, em JUNDIAÍ, em 2007.
Policiais que trabalhavam na Força Tática desse batalhão são os principais suspeitos pela morte de pelo menos 20 pessoas em quatro chacinas ocorridas na zona norte no ano passado. Três deles tiveram a prisão decretada depois do assassinato do CORONEL HERMÍNIO, em janeiro, por causa de outros dois crimes. Todos eram comandados pelo TENENTE-CORONEL GIMENEZ, primeiro oficial a tentar desarticular os “Matadores do 18”, como é conhecido o grupo.
Em uma das conversas com um outro oficial com quem conviveu no Comando de Policiamento de Área Metropolitano – 3 (CPA-M3), GIMENEZ confessou que estava deixando o 18º Batalhão por causa das ameaças de morte. “Ele me disse que em sua área havia muito bandido. Disse que quis fazer umas mudanças e que os caras estavam ameaçando, telefonando direto para o batalhão. Ele falou: “Tão querendo me matar. Eu vou embora daqui. Vou o mais rápido possível”. Ele aproveitou a deixa e saiu, pois a barra pesou. Agora nós estamos com a espada no pescoço”, disse o oficial, que não quis ser identificado.
As ameaças contra GIMENEZ foram confirmadas por dois outros oficiais ouvidos pela reportagem e por um delegado de polícia. Ele deixou o 18º Batalhão em junho de 2007, após as quatro chacinas. Além dele, um tenente também deixou o batalhão após ameaças. O ESTADO pediu ao comando da PM autorização pra entrevistar GIMENEZ, mas ela foi negada. Também foi negado o pedido para entrevistar o TENENTE-CORONEL JOSÉ LUIZ SANCHES VERARDINO, comandante do 5º Batalhão da PM. VERARDINO, segundo os oficiais, e um capitão do 5º Batalhão também receberam ameaças. Entre os oficiais circulam notícias de que pelo menos um coronel e sua família também foram ameaçados pelo bando.
“Todos os comandantes da região norte fizeram uma reunião, e estava todo mundo falando: quem vai ser o próximo? Tudo bem, era um caso pontual, o HERMÍNIO que determinou essas mudanças e acabou indo atrás, mas a gente não sabe o que se passa na cabeça dessa turma (os policiais bandidos). A coisa está complicada”, afirmou um oficial superior.
A situação ficou mais tensa depois que começaram a voltar para os batalhões os policiais que haviam sido afastados depois da morte de HERMÍNIO. Cerca de 20 integrantes do 18º Batalhão, do 43º Batalhão, ro 5º Batalhão e do 9º Batalhão suspeitos de envolvimento com diversos crimes na zona norte foram colocados à disposição da Corregedoria da PM, onde tiveram de prestar serviço administrativo durante esse período. Nos últimos dias, eles começaram a voltar para suas unidades. “Eu tenho mais gente envolvida, mas não temos provas, e a gente não consegue movimentar esse pessoal”.
Para um oficial, “é possível” que os Matadores do 18 tenham começado a agir com o intuito de “limpar a área”, mas depois o grupo passou a cobrar proteção e a achacar. “Passou a ser mandante de um monte de coisa.” Eram policiais com “muitos inquéritos de homicídio”.
O comando, quando detectou, tentou separá-los, mandando-os para outras unidades da zona norte. “Em vez de ficar restrito à área do 18º, começou a espalhar para a área do 43º, do 5º, do 9º. O resultado é que o grupo aumentou, contaminando outras unidades. Em dezembro de 2007, o CORONEL HERMÍNIO havia opinado pela expulsão de dois desses policiais. Haviam sido flagrados durante um achaque. Um pertencia ao 5º Batalhão e outro, ao 9º. Pouco depois, HERMÍNIO foi morto.
EM NOTA, PM DIZ QUE PROTEGE OS AMEAÇADOS
O comando geral da Polícia Militar informou ontem que dá proteção a todo policial que está sendo ameaçado. “A Polícia Militar adota todas as medidas necessárias para salvaguardar a sua integridade física, bem como a de seus familiares por meio da Corregedoria PM, da unidade onde o policial trabalha e da unidade onde ele reside”, informou em nota oficial.
O subcomandante da PM, CORONEL PM JOSÉ ROBERTO MARTINS MARQUES, também não quis dar entrevistas sobre as ameaças contra oficiais na zona norte de São Paulo. O comando da PM não quis fazer nenhum comentário sobre as ameaças contra coronéis, capitães e tenentes que trabalhavam na região e tentaram manter a disciplina da tropa.
Ex-comandante-geral da Polícia Militar, o CORONEL PM FRANCISCO PROFÍCIO, disse que esse “pessoal tem de ser tirado de circulação”. “Com a morte desse coronel era necessário fazer um rapa, recolher, tirar esse pessoal de circulação. É um trabalho árduo que tem que ser feito”.
Para ele, a Corregedoria deve forçar uma força-tarefa com a inteligência para levantar os nomes de possíveis policiais envolvidos com achaques a traficantes de drogas. “Não é possível permitir uma quebra de hierarquia, um mundo sem autoridade”, afirmou o ex-comandante geral, que chefiou a PM nos anos 1990.       

O CORINTHIANS não teve pena do modesto time do BARRAS e lavou a alma em sua estréia na COPA DO BRASIL. A goleada por 6 a 0, conquistada na noite de hoje, no estádio SERRA DOURADA, em GOIÂNIA, valeu vaga à segunda fase do torneio sem a necessidade do jogo de volta. Além da classificação antecipada, o resultado quebrou alguns tabus. O criticado ataque alvinegro desencantou, assim como o meia LULINHA, que anotou seu primeiro gol como jogador profissional. O argentino HERRERA apelidado de “QUASE GOL”, também sentiu o gostinho de balançar as redes. MARCEL fez um, e a estrela da noite foi DENTINHO, que anotou os três primeiros da goleada.

Em sua estréia na COPA DO BRASIL, o GUARANI perdeu para o CHAPECOENSE por 3 a 1, no estádio ÍNDIO CONDÁ, na cidade de CHAPECÓ. No jogo de volta, dia 5 de março, em CAMPINAS, o BUGRE precisará vencer por 2 a 0 para avançar à próxima fase. Mesmo depois de viajar 12 horas, o SÃO CAETANO venceu o MARANHÃO por 2 a 1, no estádio CORREÃO, em BACABAL, e precisará apenas de um empate na partida de volta, dia 27, para se classificar à segunda fase da COPA DO BRASIL.  Na rodada de estréia dois times venceram fora de casa por dois ou mais gols e eliminaram as partidas de volta. O VITÓRIA bateu o SOUSA-PB por 4 a 1, e o VOLTA REDONDA venceu o ROMA-PR por 2 a 0. Ambos garantiram vaga na próxima fase da competição nacional.  Outros jogos: ITABAIANA 0 x VASCO 1; JACIARA 0 x GRÊMIO 1; ITUIUTABA 0 x ATLÉTICO-GO 0; LINHARES 0 x JUVENTUDE 0; ÁGUIA NEGRA-MS 3 x PARANAVAÍ 4; BARAÚNAS-RN 2 x CRICIÚMA 2; TUNA LUSO 0 x CORITIBA 0; TREM 0 x PARANÁ CLUBE 0 e FAST 3 x SANTA CRUZ 0.

O CRUZEIRO estreou bem na fase de grupos da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. Jogando no MINEIRÃO, o time mineiro venceu o REAL POTOSI, da BOLÍVIA, por 3 a 0. Com esse resultado, a RAPOSA assumiu a liderança do Grupo 1 do torneio continental. O CARACAS também tem três pontos, mas o saldo da equipe venezuelana é de dois gols. Pelo Grupo 4, o FLAMENGO empatou por 0 a 0 com o CORONEL BOLOGNESI, em TACNA, no PERU. Pelo Grupo 4, o RIVER PLATE perdeu por 2 a 0 pra o SAN MARTÍN, também no PERU.

A vitoriosa, e tortuosa, carreira do FENÔMENO está por um fio. Hoje, no jogo entre MILAN e LIVORNO, válido pelo Campeonato Italiano, RONALDO sofreu uma gravíssima lesão no joelho esquerdo e deverá ficar, no mínimo, nove meses sem jogar futebol. A possibilidade de o atacante não voltar aos gramados é considerável, já que há muito tempo ele tem sido castigado por problemas físicos, incapaz sequer de se aproximar da forma exibida em seus melhores dias.
O FENÔMENO sofreu hoje a mesma lesão que chocou o mundo em 1999, em um jogo da INTERNAZIONALE (equipe que o FENÔMENO defendia na época) contra a LAZIO: rompimento do tendão patelar. A única diferença é que, naquela ocasião, o problema foi no joelho direito.Segundo o coordenador do departamento médico do MILAN, JEAN PIERRE MEERSSEMAN, RONALDO deverá ser operado amanhã em PARIS pelo médico GERARD SAILLANT, o mesmo que tinha feito as duas cirurgias no joelho direito do craque, em 1999 e 2000. Colocado em campo pelo técnico CARLO ANCELOTTI no segundo tempo, RONALDO só ficou três minutos no gramado. Ao pular para cabecear a bola, na área do LIVORNO, torceu o joelho e caiu no gramado chorando de dor. A cena assustou os jogadores que estavam perto. “Eu ouvi um ruído feio, como se fosse um golpe”, contou AMELIA, goleiro do time visitante, que conseguiu empate por 1 a 1.
O contrato de RONALDO com o MILAN acabará no meio do ano, mas deverá ser estendido pelo menos até o final do ano por conta da lesão.   

Cerca de 90% dos 165 estandes existentes no shopping popular PROMOCENTER, na Avenida PAULISTA, foram violados e tiveram mercadorias roubadas. Em nove das lojas, os ladrões levaram tudo. O local estava lacrado pela Prefeitura desde 19 de dezembro do ano passado por não cumprir normas de segurança. A invasão ocorreu na última quinta-feira. Uma vizinha do estabelecimento disse à polícia, no dia seguinte, ter visto pessoas andarem no jardim de sua casa e cortarem a grade lateral do PROMOCENTER. Apesar do roubo ter ocorrido na semana passada, a invasão pegou muitos lojistas e a Prefeitura de surpresa. Hoje seria o dia em que, por ordem judicial, os comerciantes que tivessem notas fiscais iriam recuperar suas mercadorias trancadas no shopping. Ao abrir o estabelecimento, a Secretaria da Habitação verificou o roubo.  Os lojistas, portanto, foram embora de mãos vazias e sem saber ao certo qual o prejuízo.

Um dia depois de o bispo de PRESIDENTE PRUDENTE, d. JOSÉ MARAI LIBÓRIO SARACHO, ter dito que apóia as invasões no PONTAL DO PARAPANEMA, integrantes do Movimento dos Sem-Terra ligados ao líder dissidente JOSÉ RAINHA JÚNIOR ocuparam hoje a FAZENDA ESPERANÇA, em IEPÊ, cidade da região. Foi a 19ª área invadida durante o chamado carnaval vermelho, segundo a liderança dos sem-terra, e a 15ª pelas contas do Instituto de Terras do Estado de São Paulo.

O escritor e historiador JORGE CALDEIRA foi eleito hoje para ocupar a cadeira número 18 da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS (APL). Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, o autor de MAUÁ, EMPRESÁRIO DO IMPÉRIO, e NOEL ROSA, DE COSTAS PARA O MAR, entre outros, teve 23 dos 34 votos em disputa. O ex-governador CLÁUDIO LEMBO, que também concorria, desistiu da candidatura em carta entregue à Academia.

Os segredos mais bem guardados da Marinha Argentina – o rosto atual e o paradeiro do capitão da reserva LUÍS EMÍLIO SOSA – acabaram revelados nesta semana, após 35 anos de mistério. Na terça-feira, dia 12, a polícia localizou e prendeu SOSA, responsável pelo massacre de TRELEW –uma matança de guerrilheiros que, depois do fracasso de uma tentativa de fuga em agosto de 1972 de uma prisão na PATAGÔNIA, haviam se rendido aos militares na frente das câmeras de TV e de um juiz, em troca de garantias de sua integridade física. No entanto, SOSA rompeu sua palavra e, dois dias depois, deu ordens para que os guerrilheiros fossem postos num paredão e fuzilados.
Só três sobreviveram. Outros 19 morreram. Na época, o governo do GENERAL AUSGUSTÍN LANUSSE argumentou que os guerrilheiros (que pertenciam a vários grupos, como os MONTONEROS e o EXÉRCITO REVOLUCIONÁRIO DO POVO, ERP) tinham sido mortos durante uma tentativa de fuga.
O massacre de TRELEW foi considerado uma prévia da modalidade de repressão que seria aplicada em grande escala poucos anos depois, a partir do golpe de 1976, que instalou a ditadura que duraria até 1983 e deixaria 30 mil civis torturados ou mortos.
Após o massacre, SOSA foi enviado para os EUA e países da AMÉRICA CENTRAL, como adido militar. Durante a ditadura, era citado pelos torturadores como exemplo a ser seguido. Com a volta da democracia, SOSA manteve-se discreto, protegido pela Marinha. Desde 2004 –quando foram anuladas as leis de anistia aos militares (PONTO FINAL e OBEDIÊNCIA DEVIDA) – SOSA mudou de residência uma vez por ano, para despistar a Justiça Oficial da reserva, recebia normalmente sua pensão militar.
A localização de SOSA teve toques cinematográficos. Quando a Divisão Especial da Polícia da Província de CHUBUT (onde ocorreu o massacre) bateu na porta do último apartamento registrado em nome da mulher de SOSA, na Rua ÁUSTRIA, no bairro portenho da RECOLETA, encontrou um jovem que ficou espantado quando viu a movimentação no corredor do prédio. Depois de explicar que o casal SOSA não residia ali desde 2006, perguntou porque o procuravam.
SOSA tomou conhecimento da procura e resolveu se entregar. O militar, de 73 anos, tem câncer. Mas sua doença está controlada. Ele será levado a CHUBUT, onde será julgado.

Com o filme FOGOS NA PLANÍCIE, o cineasta japonês KON ICHIKAWA provocou forte impacto no início dos anos 1960 pelas imagens cruas e violentas que apresentava da 2ª Guerra – “Essa carne de macaco é muito boa”, diz um soldado que está morrendo de fome. Só que a carne não é de macaco. Dono de 28 prêmios em vários festivais de cinema (entre eles, o internacional da crítica de CANNES por seu documentário TOKYO OLYMPIAD, de 1965, baseado nos Jogos Olímpicos realizados no ano anterior), além de 16 outras indicações. ICHIKAWA morreu hoje, aos 92 anos, em conseqüência de uma pneumonia em um hospital de TÓQUIO.
ICHIKAWA, cujo nome real era UJI YAMADA, fez estudos comerciais em OSAKA, mas desde jovem era fascinado pelos shows de marionetes e desenhos animados e, a partir de 1933, passou a fazer parte do departamento de animação de J. O. STUDIOS, em KIOTO. Ele estreou em 1948 como diretor de cinema e, em 1956, dirigiu aquela que é considerada sua obra-prima, o belíssimo NÃO DEIXAREI OS MORTOS ou A HARPA DA BIRMÂNIA, cujo antibelicismo, impregnado de filosofia zen, causou admiração em todo o mundo.  Ele voltaria ao tema da guerra, desta vez com mais virulência, em FOGOS NA PLANÍCIE, em 1959, mostrando cenas de excessiva atrocidade, com necrofagia, mutilações e canibalismo.
“ICHIKAWA certamente se posiciona ao lado de AKIRA KUROSAWA e KEISUKE MIYASHITA como um dos grandes diretores do JAPÃO”, disse hoje o crítico de cinema TADAO SATO. Em 1960, ele dirigiu ESTRANHA OBSESSÃO, filme erótico em que alguns detratores viram como sua busca do sensacionalismo.
Mesmo assim, o governo japonês lhe concedeu um prêmio ao mérito cultural em 1994 e, em 2001, o Festival de Cinema de MONTREAL, no CANADÁ, homenageou o cineasta com um prêmio pelo conjunto da obra. Em 2006, o Festival Internacional de TÓQUIO lhe entregou o Prêmio AKIRA KUROSAWA, como tributo à sua carreira cinematográfica, na qual dirigiu mais de 80 filmes, escreveu outros 50 e produziu cerca de 10.

Inovador de estilos, inspirador da bossa nova, voz de veludo são alguns dos predicados atribuídos ao cantor francês HENRI SALVADOR, que morreu hoje em PARIS, aos 90 anos, vítima de aneurisma cerebral. SALVADOR despediu-se do público francês em dezembro passado, com um concerto no Palácio de Congressos em PARIS. Famoso não apenas pela voz arrebatadora, mas pelo largo e contagioso sorriso, SALVADOR era apaixonado pelo RIO e pela música brasileira. Em seu álbum RÉVÉRANCE, de 2006, gravou duetos com GILBERTO GIL e CAETANO VELOSO, que já o haviam homenageado em canções, como em RECONVEXO (“quem não sentiu o suingue de HENRI SALVADOR”). Com arranjos de JAQUES MORELENBAUM, o CD teve várias faixas gravadas no BRASIL.
HENRI SALVADOR chegou a morar no BRASIL por quatro anos na década de 1940. Depois só voltaria para a gravação de RÉVÉRANCE. Na ocasião, ele se encontrou no RIO com GEORGE HENRY, com quem trabalhou na orquestra de RAY VENTURA, durante a 2ª Guerra Mundial, quando morou aqui. SALVADOR também foi homenageado imprimindo suas mãos na CALÇADA DA FAMA em IPANEMA.
Nascido em 18 de julho de 1917 na GUIANA FRANCESA, SALVADOR mudou-se para a FRANÇA com a família aos 7 anos e construiu sua carreira em PARIS. Formado na escola dos grandes músicos do jazz americano, como DJANGO REINHARDT, SALVADOR, além do grande cantor, era excelente guitarrista e tinha como característica marcante a polivalência artística. Com o escritor BORIS VIAN, SALVADOR introduziu o rock na FRANÇA em 1957 com ROCK AND ROLL MOPS. Entre as mais de 400 composições que assinou, interpretou ou colaborou, SALVADOR fez sucesso com SYRACUSA, ZORRO EST ARRIVÉ, LE LION EST MORT CE SOIR, MAIS NON MAIS NON e várias outras.   

Censurados pela direção do Metrô de LONDRES os cartazes de uma exposição do mestre renascentista alemão LUCAS CRANACH, o VELHO (1472-1553). O Metrô proibiu que as peças fossem fixadas em suas estações alegando que a imagem usada como ilustração poderia “ofender” os passageiros. Trata-se de uma Vênus – uma jovem nua, retratada como símbolo da beleza feminina. Como se nota pela reprodução do cartaz, a delicadeza da pintura é diretamente proporcional à ignorância dos diretores do metrô londrino.

2 009       :         -     SEXTA-FEIRA


R E S E R V A D O
 
www.polmil.sp.gov.br
apmbb@polmil.sp.gov.br


 
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO   


Exemplar nº ______ de _________ cópias.

 

SÃO PAULO-SP

281400JAN09

RECEPÇÃO AOS NOVOS ALUNOS-OFICIAIS/2009

NOTA DE SERVIÇO Nº APMBB-003/201/09

1.    FINALIDADE
Regular as atividades a serem desenvolvidas por ocasião da solenidade de recepção aos novos Alunos Oficiais PM (Al Of PM) que se realizará em 131030FEV09.
2.    SITUAÇÃO
2.1. tradicionalmente, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco recepciona de forma solene os novos Al Of PM;
2.2. na solenidade os novos Alunos farão o juramento do Código de Honra do Aluno-Oficial, perante o Estandarte da APMBB, dando continuidade à tradição e cumprimento ao disposto no Bol Int nº 61/84;
2.3. por ocasião da solenidade, serão prestadas homenagens à turma de oficiais que ingressaram na APMBB (antigo Centro de Instrução Militar-CIM) em 1959, aniversário de 50 anos de ingresso.
3.    OBJETIVO
Dar conhecimento aos escalões envolvidos sobre as providências devidas para o desenvolvimento da solenidade, a fim de proporcionar aos novos alunos, familiares, autoridades e convidados presentes, uma solenidade que possa representar a importante conquista dos novos alunos no ingresso à Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
4.    MISSÃO
Realizar a solenidade de recepção, o juramento do Código de Honra dos novos Al Of PM e a comemoração de 50 anos da turma de ingresso na APMBB em 1959.
5.    EXECUÇÃO
5.1. Solenidade:
5.1.1.  Local: Pátio "Cap PM Alberto Mendes Júnior" - APMBB;
5.1.2. Data/Hora: 13FEV09, a partir das 10:30hs.
5.2. Organização do Efetivo:
5.2.1. o dispositivo para a solenidade será organizado em 03 (três) Cias compostas de 03 (três) Pel, com 21 Alunos do 2º CFO em cada pelotão, completando-se com Alunos do 3º CFO;
5.2.2. os Al Of PM que não estiverem compondo o dispositivo formado serão utilizados nas missões especificadas nesta Nota, e deverão estar em uniforme de Gala (sobrecasaca azul);
5.2.3. Programação: conforme Anexo "A";
5.2.4. Organização do dispositivo: conforme Anexo "B”.
5.3. Atribuições Particulares:
5.3.1. Subcomandante:
5.3.1.1. coordenar e supervisionar o desenvolvimento do evento;
5.3.1.2. providenciar escala dos Oficiais que serão empenhados na solenidade;
5.3.1.3. presidir na ausência do Cmt, antes do início da solenidade, a reunião de recepção aos pais dos novos Al Of PM, com exibição de vídeo institucional, explicação sobre o funcionamento do curso e a progressão na carreira de oficial de polícia militar.
5.3.2. EO:
5.3.2.1. desempenhar da melhor forma a formação do dispositivo da solenidade no Pátio “Cap PM Alberto Mendes Júnior”;
5.3.2.2. escalar Al Of PM para:
5.3.2.2.1. compor a Guarda de Honra - 08 (oito) Al Of PM do 2º ou 3º CFO;
5.3.2.2.2. tropa formada: 189 (cento e oitenta e nove) + 10 (dez) reservas Al Of PM do 2º ou 3º CFO;
5.3.2.2.3. Guarda da Bandeira: 08 (oito) Al Of PM do 2º ou 3º CFO;
5.3.2.2.4. Fanhão EO, 1ª, 2ª e 3ª Cia: 04 (quatro) do Al Of PM 2º ou 3º CFO;
5.3.2.2.5. auxiliar o Ch St Ass Civis na recepção de autoridades, convidados e familiares dos novos Al Of PM, Oficiais da Turma de ingresso em 1959, familiares, portadores de necessidades especiais, gestantes e idosos, através dos alunos-oficiais do 3º ou 4º CFO integrantes da CORP (Comissão de Relações Públicas);
5.3.2.3.6. compor uma comissão de Oficiais e Alunos que fará a abertura solene do Portão Monumental da APMBB em conjunto com a turma de ingresso em 1959;
5.3.2.3.7. auxiliar o Of P/2 na segurança velada e ostensiva: 10 (dez) Al Of PM do 3º ou 4º CFO;
5.3.2.3.8. auxiliar na segurança do estacionamento de veículos, bem como auxiliar na fiscalização da disciplina de pátio: 08 (oito) Al do CHQAOPM ou Al Of PM do 3º CFO;
5.3.2.3. determinar que o Al Of PM 1º colocado do 4º CFO, em uniforme de gala e espadim, efetue a saudação aos novos alunos, por meio de um discurso, que deverá ser previamente avaliado e apreciado pelo Cmt EO e entregue ao St Ass Civis para publicação;
5.3.2.4. determinar que o Al Of PM 2º colocado do 4º CFO conduza o Estandarte da APMBB, haja vista que o 1º colocado estará fora de forma para proferir discurso;
5.3.2.5. determinar que o Al Of PM Andrey Sudatti do Carmo (aluno mais novo da Turma de 2008) fique fora de forma para a entrega do troféu ao aluno mais novo da Turma de 2009;
5.3.2.6. designar alunos do 3º CFO e 4º CFO, para que formem duas fileiras a partir do Portão Monumental até o Pátio Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, em uniforme de gala, G-3.1. (masc) ou G-4.2 (fem) (sobrecasaca azul, quepe e espadim);
5.3.2.7. determinar que os Al Of PM preceptores dos pelotões de novos alunos os acompanhem desde o Portão Monumental até a entrada do pátio “Cap PM Alberto Mendes Júnior”;
5.3.2.8. providenciar Ofício de solicitação da Banda Musical da PMESP, para treinamento no dia 120900FEV09 e para o dia da solenidade, em uniforme de gala correspondente ao do dispositivo (sobrecasaca branca);
5.3.2.9. determinar que os oficiais que comandarão o 1º CFO, Cmt Cia e Cmt Pel, compareçam à reunião de recepção aos pais dos novos alunos-oficiais;
5.3.2.10. para ajustes necessários e prevenção de ocorrências que acarretem não conformidade, manter constante contato com o Subcomandante.
5.3.3. Dpt Adm Fin:
5.3.3.1. realizar e manter a limpeza das dependências e instalações da APMBB;
5.3.3.2. isolar a ala próxima ao Gabinete do Comando (portas de vidros);
5.3.3.3. elaborar Nota para Boletim Interno alusiva a solenidade;
5.3.3.4. designar Oficial para a recepção de autoridades, disciplina de pátio, segurança, trânsito, estacionamento e copa dos oficiais;
5.3.3.5. escalar 02 (dois) corneteiros (Dispositivo e Guarda de Honra), para os dias de treinamento e solenidade;
5.3.3.6. providenciar para que os sanitários estejam devidamente identificados e em condições de serem utilizados pelos convidados (masculino, feminino e portadores de necessidades especiais);
5.3.3.7. providenciar limpeza e arrumação do Auditório do Campus Tobias de Aguiar e do Campus Tiradentes (2ª opção), para a recepção dos familiares dos novos Al Of PM, inclusive provendo água;
5.3.3.8. por meio do St Ass Civis, providenciar a divulgação e narração do evento, a elaboração e distribuição de convites, inclusive para os familiares dos novos Alunos;
5.3.3.9. providenciar para que o Oficial Médico e auxiliares de saúde estejam aptos e a postos para prestarem primeiros socorros, bem como a remover, por meio de ambulância, eventuais pacientes para o HPM ou outro nosocômio;
5.3.3.10. providenciar água e café no Grêmio dos Oficiais  “Cel PM Divo Barsotti”, que servirá como sala de apoio e recepção às autoridades convidados do Comando.
5.3.3.11. oficiar ao CPChq, solicitando policiais-militares do RPMont-9 de Julho, em 120900FEV09 e 131030FEV09, respectivamente, para o treinamento e formatura (em uniforme de gala), para tocarem os clarins, quando da entrada dos novos alunos-oficiais pelo Portão Monumental e ao pátio “Cap PM Alberto Mendes Júnior”;
5.3.3.12. solicitar as tendas da 5ª EM/PM para a solenidade;
5.3.3.13. colocar cadeiras em número necessário no pátio “Cap PM Alberto Mendes Júnior” para pessoas com dificuldades de locomoção, gestantes, idosos, crianças e pessoas portadoras de necessidades especiais;
5.3.3.14. providenciar palanque para as autoridades;
5.3.3.15. a partir das 18:00hs do dia 12FEV09 até o término da solenidade, não permitir que veículos particulares ou oficiais, estacionem no pátio “Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar”, exceto àquelas autorizadas pelo Cerimonial e Comando da APMBB;
5.3.3.16. designar um oficial do Departamento para assessorar o Cmt ou Subcomandante na recepção e apresentação da APMBB aos familiares dos novos Al Of PM;
5.3.3.17. disponibilizar dois (02) kit uniforme (B-3.5) para serem entregues simbolicamente pelo representante da Turma de ingresso em 1959 ao Al Of PM 1º colocado do 1º CFO e ao mais velho;
5.3.3.18. providenciar ônibus e microônibus, com respectivos motoristas, para traslado dos familiares do Campus Tobias de Aguiar e Campus Tiradentes, entre 09:00 às 10:00hs, por ocasião da recepção e exposição da APMBB aos familiares dos novos alunos;
5.3.3.19. providenciar três (03) arranjos de flores e três (03) mimos para serem entregues aos pais do 1º colocado no concurso de ingresso ao 1º CFO, calouro mais velho e calouro mais jovem;
5.3.3.20. providenciar alimentação (almoço) para os oficiais integrantes da Turma de ingresso em 1959 e seus acompanhantes, cuja relação será fornecida até o dia 11FEV09, pelo Cel Ref PM Nilson Giraldi, Oficial Coordenador da Turma de 1959;
5.3.3.21. fornecer 10 (dez) HT para os integrantes da CORP, via St Ass Civ, mediante solicitação ao CSM/M Tel;
5.3.3.22. escalar policiais-militares para a colocação e retirada do supedâneo no pátio “Cap PM Alberto Mendes Júnior”;
5.3.3.23. para ajustes necessários e prevenção de ocorrências que acarretem não conformidade, manter constante contato com o Subcomandante.
5.3.4. Dpt  Ens Psq:
5.3.4.1. instalar sistema de som no Pátio “Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar”, Pátio"Cap PM Alberto Mendes Júnior" e no Ginásio de Esportes, este último como local alternativo, para a solenidade;
5.3.4.2. registrar o evento com filmagem e fotografia, tendo por foco a visão do novo aluno;
5.3.4.3. providenciar montagem de equipamentos áudios-visuais, projetor multimídia, laser-point, microfone e DVD com filme institucional, no Auditório do Campus Tobias de Aguiar ou Campus Tiradentes (2ª opção) para a recepção dos familiares dos novos Al Of PM, a ser presidida pelo Cmt ou Subcomandante e realizada a partir das 08:30hs, devendo permanecer um policial do setor para assessoramento;
5.3.4.4. designar um oficial do Departamento para assessorar o Subcomandante na recepção e apresentação da APMBB aos familiares dos novos Al Of PM;
5.3.4.5. não planejar aulas para todo o CFO, durante o horário de solenidade;
5.3.4.6. encaminhar, por meio da Seç Aval Conc dados referentes ao concurso ao St Ass Civis, incluindo calouro mais novo, mais velho, número de candidatos, número de aprovados, número de civis, oriundos da tropa, forças armadas e número de candidatos de outros Estados;
5.3.4.7. para ajustes necessários e prevenção de ocorrências que acarretem não conformidade, manter constante contato com o Subcomandante.
5.3.5. Prescrições diversas:
5.3.5.1. o Of Dia de 12FEV09, a partir das 18:00hs, deverá fiscalizar, retirar e proibir estacionamento de veículos particulares e viaturas no pátio “Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar” e pátio de estacionamento localizado entre os prédios da 2ª Cia e St de Intendência;
5.3.5.2. todos os Oficiais disponíveis deverão, mediante escala prévia, assinada pelo Subcomandante auxiliar na recepção de autoridades e convidados, juntamente com Al Of PM;
5.3.5.3. o estacionamento funcionará na seguinte conformidade:
5.3.5.3.1. Pátio “Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar”, do passadiço da 2ª Cia até o Banco Nossa Caixa: autoridades;
5.3.5.3.2. Pátio atrás do prédio da 2ª Cia: Oficiais da APMBB e autoridades;
5.3.5.3.3. Convidados: Alameda “15 de Dezembro” e estacionamento do CSM/M Int;
5.3.5.4. a comissão de trânsito deverá manter contato com o CSM/M Int para acertar detalhes quanto ao estacionamento de carros.
6. ADMINISTRAÇÃO
6.1.     Uniforme e armamento:
6.1.1. Dispositivo:
6.1.1.1. Oficiais: G-1.4 (masc) e G-2.6 (fem), barretina e sobrecasaca branca, armados de espada;
6.1.1.2. Al Of PM: G-3.4 (masc) e G-4.6 (fem), barretina e sobrecasaca branca, armados de mosquetão;
6.1.1.3. Guarda da Bandeira e Porta Fanhão: G-3.4 (masc), barretina e sobrecasaca branca, armados de parafal;
6.1.1.4. Corneteiros: Correspondente ao G-1.4, sobrecasaca branca.
6.1.2. Grupamento dos novos Al Of PM:
6.1.2.1.   Oficiais: B-2.1;
6.1.2.2.   Al Of PM Preceptores do 4º CFO: B-2.4 (masc) e B-2.5 (fem), com espadim;
6.1.2.3. Novos Al Of PM: traje social (terno, gravata e sapato);
6.1.2.4. Calouros de 1959: traje social (terno, gravata e sapato).
6.1.3. Guarda de Honra:
6.1.3.1. Oficiais: G-1.4 (masc) e G-2.6 (fem), barretina e sobrecasaca branca, armados de espada;
6.1.3.2. Al Of PM: G-3.4 (masc) e G-4.6 (fem), barretina e sobrecasaca branca, armados de mosquetão
6.1.4. Recepção das autoridades:
6.1.4.1. Oficiais: B-2.1;
6.1.4.2. Al Of PM: G-3.1 (masc) ou G-4.2 (fem) quepe, sobrecasaca azul ferrete e espadim.
6.1.5.. Comissão de recepção aos novos Al Of PM:
6.1.5.1. Oficiais: B-2.1;
6.1.5.2. Al Of PM: G-3.1 (masc) ou G-4.2 (fem) quepe, sobrecasaca azul ferrete e espadim.
6.2.  Treinamentos:
6.2.1. Dias 10, 11 e 12FEV09, sendo que no dia 12FEV09, a partir das 09:00 hs, será realizado treinamento geral, com banda e pelotão de clarins do RPMont-9 de Julho.
6.3. Hospitalização e deslocamento Emergencial:
6.3.1. primeiros socorros: a ser prestada pela equipe da UIS da APMBB;
6.3.2. remoção: em caso mais graves, socorro ao próprio Centro Médico-HPM.
MARCO ANTONIO ALVES MIGUEL
Cel PM Comandante

 

 

 

 

 
ANEXOS:
“A” - Programação da solenidade
“B” – Organização do dispositivo
“C’’ - Juramento do Código de Honra pelos novos Al Of PM
“D’’ - Escala de Oficiais
“E” – Programação da solenidade alternativa (Ginásio de Esportes)
“F” – Organização do dispositivo alternativo (Ginásio de Esportes)
DISTRIBUIÇÃO:
Subcmt PM....................................................................................... 01
DE ................................................................................................... 01
5ª EM/PM ........................................................................................ 01
Cmt APMBB ................................................................................... 01
Subcmt APMBB .............................................................................. 01
Dpt Ens Psq, Dpt Adm Fin e EO ..................................................... 01
Div Ens Psq e EsFO (cada).............................................................. 01
Seç Exec EO (Original) ................................................................... 01


 

 

 
“Nós, Policiais Militares, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana..”ANEXO “A” À NOTA DE SERVIÇO Nº APMBB-003/201/09

PROGRAMAÇÃO DO DIA DA SOLENIDADE – 13FEV09
10:30hs
Abertura solene do Portão Monumental da APMBB para ingresso dos novos Al Of PM, ao som da banda de clarins do RPMont-9 de Julho.

Entrada dos novos Al Of PM conduzidos pela turma de ingresso em 1959.

10:30hs
Entrada do dispositivo em forma e recepção à Bandeira Nacional.

Continência à autoridade que preside a solenidade.

Entrada dos novos Al Of PM no Pátio "Cap PM Alberto Mendes Júnior", ao som da banda de clarins do RPMont-9 de Julho, sob comando da turma de ingresso em 1959.

Apresentação do Grupamento de novos alunos pelo Cel Ref PM Nilson Giraldi ao Cmt APMBB.

Assunção do comando do Grupamento dos novos alunos pelos oficiais e Al Of PM preceptores.

Leitura da Nota Para o Boletim Interno alusiva à solenidade.

Deslocamento do Estandarte da APMBB à frente do palanque.

Juramento do Código de Honra pelos novos Al Of PM.

Retorno do Estandarte em forma.

Saudação aos novos Al Of PM pelo Al Of PM 1º Colocado do 4º CFO.

Entrega simbólica de uniforme da PM ao 1º colocado do 1º CFO e ao mais velho.
Entrega de arranjo de flores e mimo aos pais (esposa) dos homenageados.

Passagem do troféu de posse transitória ao Al Of PM mais jovem do 1º CFO/09.
Entrega de arranjo de flores e mimo aos pais do homenageado.

Incorporação dos novos alunos ao dispositivo.

Palavras do representante da Turma de ingresso em 1959.

Palavras da autoridade que preside a solenidade.

Canto do Hino da Escola de Oficiais.

Desfile de encerramento.


MARCO ANTONIO ALVES MIGUEL
Cel PM Comandante

 

 
“Nós, Policiais Militares, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana..”ANEXO “B” À NOTA DE SERVIÇO Nº APMBB-003/201/09


ORGANIZAÇÃO DO DISPOSITIVO

PRÉDIO DO COMANDO DA APMBB
 
CONVIDADOS
 
CONVIDADOS
 
 





Caixa de texto: AUTORIDADES


TURMA DE 1959
 
TURMA DE 1959
 
NOVOS ALUNOS
 
3ª Cia
 
2ª Cia
 
1ª Cia
 
GUARDA BANDEIRA
 
 












MARCO ANTONIO ALVES MIGUEL
Cel PM Comandante

“Nós, Policiais Militares, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana..”
ANEXO “C” À NOTA DE SERVIÇO Nº APMBB-003/201/09

JURAMENTO DO CÓDIGO DE HONRA PELOS NOVOS AL OF PM

“JURO SOLENEMENTE, PERANTE O ESTANDARTE DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, RESPEITAR E ACATAR O CÓDIGO DE HONRA DO ALUNO OFICIAL PARA ME TORNAR DIGNO DO OFICIALATO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO”.

MARCO ANTONIO ALVES MIGUEL
Cel PM Comandante


“Nós, Policiais Militares, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana..”
ANEXO “D” À NOTA DE SERVIÇO Nº APMBB-003/201/09
 
 


                 SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO
                        E. O                                EsFO                Seç Exec EO

ESCALA DE OFICIAIS – 13FEV09
UNIFORME:
1. Do dispositivo: G-1.4 (masc) e G-2.6 (fem), barretina e sobrecasaca branca, armados de espada;
2. Do Grupamento dos novos Al Of PM: B-2.1;
3. Da Guarda de Honra: G-1.4 (masc) e G-2.6 (fem), barretina e sobrecasaca branca, armados de espada;
4. Da Recepção das autoridades e Comissão de recepção aos novos Al Of PM: B-2.1.

Cmt Dispositivo
Maj PM Reginaldo
1ª Cia
2ª Cia
3ª Cia
Cap
Cap
Cap
1º Ten PM
1º Ten PM
1º Ten PM
1º Ten PM
1º Ten PM
1º Ten PM
1º Ten PM
1º Ten PM
1º Ten PM

Portas Bandeiras
Bandeira Nacional: 1º Ten PM
Bandeira Paulista: 1º Ten PM
Estandarte da APMBB: 1º Ten PM

Oficial Resp Segurança
Oficial Resp Transito
Oficial Resp Recepção Autoridades
1º Ten PM
1º Ten PM
1º Ten PM

Oficial Resp Disciplina Pátio
Oficial Resp Copa Oficiais
Oficial Resp Estacionamento
1º Ten PM
1º Ten PM
1º Ten PM

São Paulo, 28 de janeiro de 2009.

WANDERLEY PEREIRA
Ten Cel PM Subcomandante


 

 

 
“Nós, Policiais Militares, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana.”

ANEXO “E” À NOTA DE SERVIÇO Nº APMBB-003/201/09


PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA (GINÁSIO DE ESPORTES) – 13FEV09
(EM CASO DE MAU TEMPO)

10:30hs
Entrada do dispositivo em forma.

Continência à autoridade que preside a solenidade.

Entrada dos novos Al Of PM conduzidos pela turma de ingresso em 1959.

Apresentação dos novos Al Of PM.

Deslocamento do Estandarte à frente do dispositivo.

Juramento do Código de Honra pelos novos Al Of PM.

Retorno do Estandarte em forma.

Saudação aos novos Al Of PM pelo Al Of PM 1º colocado do 4º CFO.

Entrega simbólica de uniforme da PM ao 1º colocado do 1º CFO e ao mais velho.
Entrega de arranjo de flores e mimo aos pais (esposa) dos homenageados.

Passagem do troféu de posse transitória ao Al Of PM mais jovem do 1º CFO/09.
Entrega de arranjo de flores e mimo aos pais do homenageado.

Palavras do representante da Turma de ingresso em 1959.

Palavras da autoridade que preside a solenidade.

Canto do Hino da Escola de Oficiais.

Encerramento da solenidade.

MARCO ANTONIO ALVES MIGUEL
Cel PM Comandante


 

 
“Nós, Policiais Militares, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana..”

ANEXO “F” À NOTA DE SERVIÇO Nº APMBB-003/201/09

ORGANIZAÇÃO DO DISPOSITIVO ALTERNATIVO (GINÁSIO DE ESPORTES)
(EM CASO DE MAU TEMPO)
CONVIDADOS
 
CONVIDADOS
 
Caixa de texto: AUTORIDADES


TURMA DE 1959
 
TURMA DE 1959
 
NOVOS ALUNOS
 
3ª Cia
 
2ª Cia
 
1ª Cia
 
GUARDA BANDEIRA
 
 










MARCO ANTONIO ALVES MIGUEL
Cel PM Comandante
“Nós, Policiais Militares, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana..”

Preocupado com a solenidade marcada para esta manhã, principalmente porque amanhece chovendo, embarco por volta das 8 horas num ônibus. Da estação ARMÊNIA até SANTANA, viajo de metrô. Pego o ônibus VILA ALBERTINA e desço quase na porta da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO. Chego bem antes das 10 horas e encontro o casal DALMIRO GOMES e MÉRCIA. Vamos para o cassino dos oficiais e ali, conforme transcorre o tempo, recebemos os abraços dos companheiros da turma “JOSÉ BONIFÁCIO”, cadetes de 1959: GIRALDI, RÉGIS, ROCHA, AMÉRICO, ALUÍZIO, PAZELLI, PINHO, LENZI (que pediu baixa no 2º CFO e seguiu a carreira de juiz), todos acompanhados de suas esposas: IVONE (GIRALDI), EDE (ROCHA), NORMA (PINHO), OÇAINE (MENDES), HELOÍSA (AMÉRICO) e outras senhoras cujos nomes não me vem à mente neste instante. Menção especial aos familiares do CORONEL MENDES, que trouxe seus filhos e netos. Um de seus filhos é o DÉCIO, investigador de polícia. A sua filha DÉBORA é casada com o CAPITÃO PM ADRIANO, filho do PAZELLI. Um dos cadetes de 2009, que está sendo recepcionado hoje, é o ALAN PETER, também filho do PAZELLI e namorada da neta do MENDES, a SANDRA. Dona OÇAINE vem com os netos JULINHO, MURILO e BIANCA. O CORONEL PM PAZELLI também traz um bom número de parentes. Nossos colegas LUIZ ANTÔNIO DE ARAÚJO ROCHA e BORINI tinham confirmado presença, mas não vieram. Os oficiais da APMBB, capitaneados pelo Comandante, CORONEL PM MARCO ANTÔNIO ALVES MIGUEL e pelo Subcomandante, TENENTE-CORONEL PM WANDERLEY PEREIRA, vêm cumprimentar os cadetes de 1959 e seus familiares. Entre esses oficiais está o TENENTE-CORONEL PM LUIZ FLÁVIO CODELO NASCIMENTO, nova aquisição da Academia (ele chefiava o Centro de Reabilitação da PMESP e foi transferido para a APMBB). 
Os momentos são inesquecíveis. Muita coisa de nossa época de aluno-oficial vem à lembrança. Hoje passa a ser uma data histórica para nós. Meio século se passou e é uma realidade incontestável. Está também presente o CORONEL PM Ref LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA. Ele quer saber como a solenidade irá transcorrer, pois no ano que vem é a sua turma que irá recepcionar os cadetes de 2010. Mas o motivo principal é o fato de que a primeira colocada da turma de 2009, uma moça de apenas 17 anos, é da sua terra natal e ele a conhece e veio prestigiá-la.   
O CORONEL PM PAULO CÉSAR FRANCO, na Diretoria de Ensino (interino), vai presidir a solenidade. Estão presentes ex-comandantes da APMBB: CORONEL PM Ref NIOMAR CYRNE BEZERRA, CORONEL PM Ref IRAHY VIEIRA CATALANO e CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES.
Como mais velho da turma de 1959, o GIRALDI coordena a nossa participação na cerimônia de recepção dos novos alunos-oficiais, obedecendo rigorosamente ao constante da Nota de Serviço.
Ao som do clarim, o portão monumental da ACADEMIA é aberto e nós recepcionamos os novos alunos-oficiais. Depois os conduzimos até o Pátio “MENDES JÚNIOR”. O GIRALDI faz a entrega solene da turma de 2009 ao Comandante da Academia, CORONEL PM MARCO ANTÔNIO ALVES MIGUEL. Os novos alunos fazem o juramento do cadete e alguns deles são homenageados. Depois o 1º CFO passa a formar junto aos demais cadetes e nós, embaixo de chuva, assistimos todo o desenrolar do evento.
NILSON GIRALDI faz um belo e extenso discurso, baseado nas lições que a vida nos ensinou nesses cinqüenta anos e que agora as transmitimos aos mais novos.
APMBB - RECEPÇÃO AOS CADETES DE 2009 FEITA PELOS CADETES DE 1959
13 DE FEVEREIRO DE 2009
DISCURSO DO CEL GIRALDI EM NOME DOS CADETES DE 1959 ®
(Registrado)
         Exmo...
         Demais autoridades;
         Senhores e senhoras visitantes;
         Oficiais;
         Alunos Oficiais;
         Praças;
         Calouros de 1959, em nome dos quais, com muito orgulho, faço esta saudação;
         Prezados calouros de 2009:-
         De início, temos que destacar algo que faz parte das nossas vidas; da vida de todas as pessoas de sucesso; da vida dos alunos oficiais que à frente se encontram:-
Os ideais!
A vida é feita de ideais. Sem ideais não há sucesso.
         Os ideais são os combustíveis que nos arremessam para frente; dão-nos força, coragem, persistência, e dão vida à nossa vida.
         Sem ideais não há luz, não há caminho, não há direção. 
Não há amor, não há paz, não há justiça, não há razão. Não há Deus!
São imprescindíveis para tudo e para todos.
         Por isso, novos integrantes desta “Casa de Ensino”, parabéns!
Parabéns pelo ideal que acabam de conquistar.
         Ingressaram na melhor academia de polícia fardada do mundo; na melhor polícia fardada do mundo.
         E por que afirmo isso?
Em virtude do trabalho internacional que executo junto ao “Comitê Internacional da Cruz Vermelha” que me dá condições de conhecer, praticamente, todas as polícias fardadas do mundo.
         Bem vindos!
         E, mais uma vez, parabéns!
         Parabéns aos seus pais. Parabéns aos seus familiares. Parabéns a todos os que os assessoraram para essa conquista.
         Mas, novos ideais têm que se levantar. Conquistados uns, outros são necessários, do contrário a vida se acaba.
         E aí estão; cheios de novos ideais; garbosos, orgulhosos, corações saltitantes como o de crianças maravilhadas que dão os primeiros passos e têm todo um mundo à frente para descobrir e conquistar.
         E nós, calouros de 1959, aqui à frente, com os corações no mesmo compasso dos seus, como a obedecer a um maestro de uma fantástica orquestra da qual só emana emoções.
         Corações batendo tão forte como o de vocês; vendo, na face de cada um de vocês a nós próprios como se 50 anos não nos separassem e não tivessem se passado.
         E, como num passe de mágica, nós estamos ao seu lado, como se calouros de 2009 também fôssemos.
Sim, estamos aí, ao seu lado; como milhares de calouros que já pisaram o solo sagrado desta “Casa Mãe” também estão.
         E isso nos emociona, tanto quanto vocês estão emocionados. Também seus pais e demais familiares.
         E estes calouros de 1959, que à frente se encontram, nesses 50 anos que se passaram, muito aprenderam; e muito ainda aprenderão, pois a vida é um eterno aprendizado.
         E desse aprendizado já obtido reforçam o que, possivelmente, vocês também já aprenderam e estejam aprendendo, mas é necessário relembrar:-
         Pratiquem a espiritualidade; Deus tem que estar presente em todos os atos da nossa vida, e não apenas nos momentos especiais, ou quando dEle necessitamos.
         Sintam-se úteis, pois, quem não se sente útil não tem alegria para viver.
         Em todas as circunstâncias mantenham a dignidade. A dignidade é o maior bem não material do ser humano. A dignidade não tem preço!
         Mantenham a humildade. A humildade é a maior virtude do ser humano. Sem ela todas as outras virtudes perdem o valor.
         Mantenham a educação. A educação, o sorriso, a humildade, e o respeito, abrem todas as portas.
         Cultivem e pratiquem o bom humor. Ninguém gosta de pessoas mal humoradas.
         Cultivem e pratiquem a paciência. Todas as vezes que perdemos a paciência cometemos erros, quando não tragédias.
         Nunca, jamais, em tempo algum, experimentem ou usem drogas. É um caminho sem volta.
         Lembro que cigarro e álcool também são drogas que causam dependência química. Afastem-se deles.
         Amem! Amor é vida!
         O amor é o sentimento mais sublime do ser humano.
Da mesma forma que a comida é o alimento do corpo, o amor é o alimento da alma. Uma alma sem amor é uma alma triste, sofrida, que se arrasta perdida na escuridão.
         Mas, cuidado! Não confundam “amor” com “paixão”.
“Amor” é sentimento gerado pelo coração, e “paixão” é sentimento gerado pelo cérebro.
A “paixão" é gerada por um hormônio chamado neurotrofina; e nenhum cérebro o produz por mais de um ano; em média de 3 a 6 meses, e se acaba. No lugar da paixão pode ficar amor ou... ódio.
Cuidado! Uma pessoa apaixonada pode cometer erros gravíssimos dos quais irá se arrepender no futuro.
Está apaixonado? Dê um tempo; aguarde; não assuma compromissos sérios.

E se o amor é sentimento gerado pelo coração, como é que se ama?
Todos podem amar da mesma forma, tanto aqueles que vivem em ricos palacetes como aqueles que vivem embaixo de viadutos, casebres ou barracos; isto porque, na prática do amor não entra matéria, não entra dinheiro, não entra sofrimento, não entra situação social.
Deus não impôs condições para que nos amássemos; se assim o fizesse seria injusto.
Nós amamos de três formas:-
Primeiro: Nós amamos através da palavra. Palavra calma, educada, orientadora, de agradecimento, de elogio...
A forma mais profunda de amor através da palavra é o elogio.
E o desamor através da palavra? Palavras ofensivas!
Segunda forma de nós amarmos:- Através do tato.
Entre amigos é o abraço, o aperto de mão, o toque firme e suave nos ombros...
Entre pais e filhos é o abraço, o beijo na face, o carinho, o toque...
Entre marido e mulher vai até as últimas conseqüências.
E qual é a forma mais profunda de amor através do tato? O abraço! No abraço toda a solidão se acaba. Através do abraço dividimos as tristezas e multiplicamos as alegrias. 
E qual é o desamor através do tato? A agressão física!
A terceira e última forma de amar é através do olhar. Olhar calmo, tranqüilo, harmonioso, sorridente, bem humorado...
E qual é a forma mais profunda de amor através do olhar? O sorriso!
E qual é o desamor através do olhar? Cara fechada!
Assim, podemos dizer que o amor dura enquanto quisermos. Depende de nós. Pratiquemos o amor que ele aumentará e se perpetuará como o que ocorre entre eu e minha esposa Ivone, a quem, carinhosamente, chamo de Tigresa; Tigresa não por ser brava, mas por ser valente e destemida, e com a qual estou casado há quase 46 anos.
Pratiquemos o desamor que ele morrerá, ou melhor, será por nós assassinado.

Os amigos:-
Quem tem amigos nunca está só.
Tenham o maior número de amigos possível.
Não procurem amigos sem defeitos; não os encontrará.
Como vocês, e todas as pessoas do mundo, eles também têm defeitos.
Um bom amigo é aquele junto do qual nos sentimos bem.
Amem seus amigos através da palavra, do tato e do olhar.

Os pais:-
Tenham tempo para seus pais.
Visitem seus pais. Não deixem para visitá-los no cemitério.
Conversem com seus pais.
Amem seus pais através da palavra do tato e do olhar.
Um pai, ou mãe, podem estar precisando de dinheiro, remédios; mas muito mais do amor dos seus filhos.
A maior demonstração de amor de um filho, para com seu pai ou mãe é:- Aproximar-se do mesmo, com um sorriso nos lábios, dar-lhe um beijo na face, um afetuoso abraço, e dizer-lhe:- “---- Eu amo você pai (ou mãe). Muito obrigado por tudo o que o senhor, ou senhora, já fez por mim até hoje”.

Os filhos:-
Tenham tempo para seus filhos.
Conversem com seus filhos.
Brinquem com seus filhos.
Divirtam-se com seus filhos.
Amem seus filhos através da palavra, do tato, e do olhar.
Além de ser pai, ou mãe, seja o maior amigo do seu filho. Exemplo, modelo, referência, ídolo do seu filho. Ore com seu filho.
A maior alegria de um filho é ver seus pais se amando. A maior tristeza de um filho é ver seus pais brigando.
Nenhuma criança nasce criminosa ou violenta; é o meio em que vive, e a forma como é tratada, que a transforma.
Lembro aqui que os casais brasileiros são os que mais brigam no mundo...
A criança brasileira é a que mais apanha no mundo...
A criança brasileira é a mais estressada do mundo...
E o Brasil é o país mais violento do mundo...
Uma simples constatação de causas e efeitos.
Toda criança que sofrer violência, ou presenciar violência, se no futuro tiver estímulo, será um profissional da violência.
E onde isso ocorre?
Na quase totalidade das vezes dentro dos próprios lares.
Provocadas por quem?
Na quase totalidade das vezes pelos próprios pais.
Assim, boa parte dos lares brasileiros são fábricas de violentos;
Boa parte dos pais brasileiros são artífices da violência.
E, se essas são as causas da violência, quais seriam as vacinas contra a violência?
Amor e educação para com as crianças!
É aqui que está o segredo para termos uma “Nação Brasileira” equilibrada, menos violenta e criminosa no futuro:- Amor e educação para com as crianças!
E para os adultos já violentos? A Lei!

A esposa:-
A esposa é o maior bem de um homem.
Ame-a, intensamente, através da palavra, do tato e do olhar.
Temos que amá-la hoje mais do que ontem, e amanhã, mais do que hoje. Só depende de nós.
Deve ser colocada num pedestal bem alto. No meio do caminho os filhos, os pais e os amigos. Aqui em baixo o resto.
Para seu próprio bem, não inverta essa ordem.
Briguem com o mundo, mas não briguem com sua esposa. Se briga resolvesse não haveria separações.
Sejam alegres, gentis e sorridentes para com suas esposas. Mulheres gostam de homens alegres; detestam homens de cara fechada.
Ainda com relação à esposa:- Não saia de casa sem lhe dar um sorriso, um beijo, um abraço, acompanhados da seguinte frase:- “----- Eu te amo!”
Ao chegar em casa do trabalho:- Repita tudo:- Um sorriso, um beijo, um abraço e “--- Eu te amo!”
Não leve problemas do trabalho para dentro do seu lar. Sua esposa e filhos nada têm a ver com eles. Não os martirize com suas reclamações e estresse.
Homens e mulheres são diferentes. Vivem em mundos diferentes. Têm individualidades diferentes. Cada um é único no mundo.
Homem e mulher são como fio positivo e negativo. Se encostar um no outro dá curto circuito. Mas se isso for feito dentro de condições especiais surgirá luz e harmonia.
E o que é necessário para que homem e mulher não provoquem curto circuito e façam surgir luz e harmonia?
Amor! Respeito! Paciência.
Tolerância! Bom humor!
Reconhecer que ambos têm qualidades e defeitos, e que os defeitos são superáveis!
Vou repetir:- Para que homem e mulher vivam em harmonia é necessário:-
Amor! Respeito! Paciência.
Tolerância! Bom humor!
Reconhecer que ambos têm qualidades e defeitos, e que os defeitos são superáveis!

E para os solteiros e as solteiras?
Além da parte que lhes toca, e que aqui já foi enunciada, há mensagem especial para vocês no DVD do “Método Giraldi” que receberão, inclusive como conquistar uma paquera, como manter uma paquera, e como saber se ela é a mulher (ou homem) da sua vida.

Finalizando:-
Não se esqueçam:- A Polícia Militar é como uma empresa de prestação de serviços; seus clientes são os integrantes da sociedade, os quais têm que ser tratados com respeito e educação.
Para o agressor, a Lei!
A sociedade quer uma polícia forte, mas não arbitrária.
Missão da Polícia Militar:- Servir e proteger a sociedade.
A Polícia Militar não é constituída de policiais, mas de “homens policiais”; de “mulheres policiais”. Do “ser humano policial”, onde “policial” é adjetivo; ser humano é “substantivo”.
Ser humano que chora, ri, ama e é amado.
É pai, filho, amigo, marido. Tem família! Tem sentimentos! Tem dignidade!
Como todas as pessoas, tem limitações, está sujeito a erros.
E quando das suas missões, com a finalidade de servir e proteger a sociedade, e a si próprios, lembrem-se:-
Que sua presença, junto à sociedade, irradie segurança e bem estar; jamais medo ou desconfiança.
Sabedoria para auxiliar os desesperados, e fé para não desistir diante de uma vida que se acaba.
Ser criança para as crianças; pai para os desprotegidos; e adulto para os necessitados.
Que o vigor das suas ações seja sempre em proteção à paz, à vida, aos mais fracos, aos oprimidos e aos humilhados.
E que você saiba ver a beleza do coração, não da face, da cor, da raça, da religião ou da condição social.
Acredite em você!
         Acredite que você é capaz!  Que pode!
         Faça a sua parte!
         Mesmo que outros não estejam fazendo a deles.
         A vida é simples, bela e gostosa. Algumas pessoas é que a complicam. Jamais complique a sua.
Uma magnífica carreira para vocês.
Companheiros de 1959:- Continuemos nossa jornada!

Deus abençoe esta Casa de Ensino.
Deus abençoe a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Deus abençoe vocês, jovens que aqui à frente se encontram, e suas famílias.
Deus abençoe a nós, calouros de 1959, e nossas famílias.
Deus abençoe a todos.
Muito obrigado!
Nilson Giraldi
Nilson Giraldi – Cel PMESP
Em nome dos cadetes de 1959

O Cmt da APMBB, face o mau tempo, reduz a sua fala. Após o CANTO DO HINO DA ACADEMIA um marcante desfile vai encerrar o ato militar. Há uma confraternização comovedora entre as pessoas que comparecem à esta verdadeira festa. Um almoço da turma de 1959 coroa a data histórica. O PM ALMEIDA, da 5ª Seção do EM prepara as imagens para um DVD que encomendei a ele.
Num momento de desabafo o MENDES não agüenta o fato do ROCHA, neto do GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO, estar afastado do MMDC. Chama a sua atenção. O ROCHA tem mágoas passadas e também contra argumenta. Lembra que ainda nos tempos da Escola de Oficiais ele queria que a nossa turma levasse o nome do general e o GIRALDI não aceitou a indicação do nome. 
Depois das 14 horas são feitas as despedidas e aquela dúvida “Será que nossa turma irá ainda se reunir no futuro?”
Ainda deslumbrado pelas cenas desta manhã, prefiro ir caminhando até a ÁGUA FRIA, lembrando ruas que percorri muitas vezes, pois morei atrás da Academia durante meus tempos de cadete. Num ônibus vou até SANTANA. Embarco no metrô e, quase às 15 horas, estou chegando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
As obras prosseguem: estão hoje preparando o revestimento dos degraus da escada. Cada dia que passa a Sociedade vai adquirindo uma nova personalidade. O CORONEL PM MENDES passa também pelo MMDC e comentamos os momentos felizes que passamos neste 13 de fevereiro. Permaneço até as 16:30 horas na Sociedade. O retorno para GUARULHOS é sonolento. Ainda estou molhado e tenho receio de que uma gripe seja o resultado disso.
  
Em casa LUCINDA se sente feliz pela recuperação de seu irmão JOSÉ, submetido a uma operação da coluna ontem. Já desceu da cama, não sentiu mais as lancinantes dores do nervo ciático. DORA lhe conta, por telefone, essa melhoria estupenda do marido. É uma grande notícia. Atormentada pela situação do JOSÉ a LUCINDA passou momentos terríveis em casa.

A dona-de-casa CAMILA GOMES DE SALES, de 18 anos, viu o sonho de ser mãe virar pesadelo em apenas três dias. Ela passou por quatro hospitais, teve complicação no parto e perdeu a filha 25 dias depois. A mãe começou a sentir as dores do parto no dia 5 de janeiro. Mas CAMILA só foi aceita em um hospital de COTIA, dois dias depois, a 16 km de sua casa. Ela mora em ITAPEVI. O parto normal foi tentado no dia 8 de janeiro, mas complicações levaram a uma cesariana, procedimento que já tinha sido indicado como ideal por uma clínica particular. A filha VITÓRIA nasceu e morreu 25 dias depois, vítima de complicações geradas por falta de oxigênio no cérebro, causa comum de óbito depois de partos difíceis.

O PM EDERLI DA SILVA, de 44 anos, é procurado pela polícia de CACHOEIRA PAULISTA, a 208 km da capital, desde a noite de ontem, quando matou a ex-mulher. Ele ainda tentou matar a ex-namorada e mais duas pessoas. A ex-namorada está internada na Santa Casa da cidade. Os outros feridos foram para a casa de parentes, com medo que o policial apareça.
O ataque de fúria do soldado teve início às 22:15 horas. Com uma pistola 380, ele esperou a ex-namorada ROMILZA ALESSANDRA ALBADO, de 27 anos, sair de um bar onde estava com o engenheiro MARCO TÚLIO OTHERO, de 50 anos. O PM  atirou no braço direito de MARCO, que teve alta hoje pela manhã e foi para outra cidade. ROMILZA levou um tiro no peito. A jovem não corre risco de vida, mas segue internada. Em seguida, o PM caminhou até outro bairro, VILA CARMEM. Lá, bateu na porta da manicure ROSIANE WENCESLAU RODRIGUES, de 37 anos, com quem teve dois filhos e foi casado por 17 anos, até 2006. O atual namorado de ROSIANE, o vigilante ADEMIR DE SIQUEIRA, de 39, atendeu EDERLI, que pediu um copa de água. ROSIANE pediu para o filho MATEUS, de 11 anos, buscar a água. Quando o menino saiu da sala, o PM sacou a pistola e deu dois tiros contra ADEMIR, acertando o braço esquerdo.
O vigilante mandou a namorada fugir enquanto voltava para o quarto, onde pegaria sua arma. A manicure levou três tiros nas costas. MATEUS voltou a tempo de ver o pai fugindo. O garoto chamou a avó e a polícia. Depois, tirou a camisa e tentou usá-la para estancar o sangue da mãe.
ROSIANE foi enterrada hoje à tarde. Cerca de 150 pessoas acompanharam o funeral em CACHOEIRA PAULISTA. MATEUS e a irmã MARIANY, de 16, eram os mais emocionados.
No ano passado, ROSIANE registrou três boletins de ocorrência por ameaça e agressão contra o ex-marido. ROMILZA, que terminou o namoro com EDERLI no fim do ano passado também deu queixa de agressão contra o PM. A Corporação informou que ele responde pela morte de um traficante e três ameaças. EDERLI exercia serviços administrativos na PM.

A polícia de ZURIQUE praticamente desmontou hoje a versão da pernambucana PAULA OLIVEIRA, de 26 anos, que afirmou ter sido violentamente atacada por três neonazistas numa estação de trem na noite de segunda-feira, dia 9, perto de ZURIQUE, e ter abortado de gêmeos num banheiro público. A polícia diz que os primeiros resultados da investigação e os exames das marcas no corpo da brasileira apontam para um caso de automutilação.
A revelação mais contundente foi feita pelo diretor do Instituto de Medicina Legal da Universidade de ZURIQUE, WÁLTER BAER. PAULA, segundo ele, não estava grávida de gêmeos no momento presumível do ataque. A brasileira disse à polícia que abortou próximo à estação de STETTBACH, após ser golpeada por chutes dos agressores.

Um bimotor da CONTINENTAL AIRLINES caiu às 22:20 horas de quinta-feira, dia 12, sobre uma casa na cidade de BUFFALO, no Estado de NOVA YORK. No acidente, morreram os 44 passageiros, quatro tripulantes e um funcionário da empresa que viajava de carona no vôo. Uma pessoa que estava na residência atingida também morreu. O desastre ocorreu a cerca de oito quilômetros do aeroporto internacional de BUFFALO, após ter partido de NEWARK, em NOVA JERSEY. O avião atingiu o telhado da casa e se partiu. A cauda ficou a 15 metros do chão. Entre os mortos está BEVERLY ECKERT, que viajava para casa. Seu marido foi morto nos atentados de 11 de setembro de 2001 e ela se tornou ativista de assuntos de segurança. Foi recebida semana passada pelo presidente BARACK OBAMA, em reunião em que parentes das vítimas dos atentados foram informados sobre mudanças na luta ao terrorismo. OBAMA enviou condolências aos familiares da ativista.       

2 010       :     -      SÁBADO DE CARNAVAL
Muito calor durante o dia todo. E não chove. Tenho tempo mais do que suficiente para tratar dos jornais, da biblioteca e das memórias. Mas a temperatura alta desanima a gente. LUCINDA queixa-se de dores na perna. Não tem mais o JORGE, que a auxiliava nas comprar. Seu “sumiço” ainda é um mistério.
Na biblioteca revejo o ano de 1970, quando as anotações em meu diário são todas a mão. Trata-se de um pedido de NELSON VALENTE, em “MEMÓRIAS DO VENTURA”, com referência ao caso do assassinato do líder dos bancários MIGUEL TOLEZAN, nesse ano, em SOROCABA, pelos PMs MIGUELZINHO e ROMÃO. Recentemente pedi informações ao TENENTE-CORONEL PM VALLE, Cmt do 7º BPMI (SOROCABA), mas até agora nada recebi de retorno.
Como 1º tenente do 11º BP (atual 11º BPMM) estava mais envolvido com a onda de crimes cometidos pelos terroristas. Nada encontro em 1970 com relação a MIGUEL TOLEZAN.
Mantenho um contato com o GINO STRUFFALDI. Fico sabendo que o CORONEL PM MENDES o visitou na sexta-feira. No dia 12, ontem, o grão-mestre BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO completou 54 anos. O MENDES o acompanhou até MOGI DAS CRUZES. Por telefone o GINO parece estar bem. Pergunta sobre uma possível reunião da Diretoria Executiva e digo a ele ser necessária depois da reunião do Conselho Fiscal, marcado para 24 de fevereiro e, naturalmente, antes da reunião do Conselho Deliberativo, que está marcada para 1º de março.

A intervenção no DISTRITO FEDERAL pedida pelo procurador-geral da República, ROBERTO GURGEL, tem apoio até de dirigentes do DEM, partido ao qual recentemente era filiado o governador JOSÉ ROBERTO ARRUDA (sem partido), preso na quinta-feira, dia 11, acusado de tentar subornar testemunha no inquérito CAIXA DE PANDORA. A medida, defendida pelo grupo do senador DEMÓSTENES TORRES e do deputado RONALDO CAIADO, pode livrar o DEM do constrangimento de ver outro integrante, agora o governador em exercício, PAULO OCTÁVIO, ser removido do poder. O próprio PAULO OCTÁVIO admitiu hoje que, diante dos problemas de governabilidade, poder renunciar ao cargo.

Os pré-candidatos à Presidência da República, ministra da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, governador de São Paulo, JOSÉ SERRA, e o deputado CIRO GOMES, transferiram para RECIFE a disputa por espaço neste carnaval. Sem que nenhum admitisse o interesse pela busca de eventuais votos nas urnas em outubro, DILMA e CIRO assistiram ao desfile do GALO DA MADRUGADA no camarote do governador de PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS, e do prefeito, JOÃO DA COSTA, enquanto SERRA, em ponto extremo da Avenida GUARARAPES, fazia um corpo a corpo com os foliões do bloco.

No carnaval marcado pela fiscalização da prefeitura, o irreverente CORDÃO DA BOLA PRETA tomou mais uma vez a Avenida RIO BRANCO, no centro do RIO. Centenas de milhares de pessoas se concentravam na região antes das 9 horas da manhã e seguiram da CINELÂNDIA até a Avenida PRESIDENTE VARGAS, cantando marchinhas, antigos sambas-enredo e o hino do maior bloco da cidade, cujo refrão apregoa: “lugar quente é na cama, ou então no BOLA PRETA!” As tradicionais camisetas brancas com bolas pretas foram as favoritas da multidão.

Três gerações e uma só paixão: o Clube de Máscaras GALO DA MADRUGADA. Repetindo a tradição de duas décadas, MARIA DO CARMO LIRA, de 68 anos, MARLUCE LIRA, de 48, e LIA LIRA, de 28, vieram nas primeiras horas de hoje à concentração do maior bloco carnavalesco de rua do mundo, que neste ano foi  acompanhado por dois milhões de pessoas no centro do RECIFE.
Fantasiadas de borboletas, avó, mãe e filha não escondiam a alegria de brincar no GALO, que desde 2009 detém o título de Patrimônio Cultural e Imaterial de PERNAMBUCO.
O GALO deixou a concentração, na Rua da CONCÓRDIA, às 9 horas. Em 2010, para seu 33º desfile consecutivo, o bloco contou com 25 trios elétricos e 5 carros alegóricos. O abre-alas trouxe uma enorme cabeça de galo giratória e puxava esculturas que faziam referências a desfiles anteriores e a manifestações tradicionais nesta época, como CABOCLINHOS, PAGANGUS e MARACATUS.
O ponto alto do desfile aconteceu por volta do meio-dia, quando a escultura do GALO que vinha no carro abre-alas do desfile encontrou com o GALO GIGANTE – a alegoria com mais de 27 metros. Os dois bonecos deram um giro de 360 graus, encenando uma reverência.

Uma colisão entre uma carreta e dois carros na Rodovia dos TAMOIOS, em PARAIBUNA, bloqueou por mais de seis horas o tráfego no início do dia, deixando três mortos e dois feridos leves. Entre as vítimas fatais estão um casal de irmãos de 27 e 21 anos. A outra vítima é a namorada do jovem, de 20 anos. Eles seguiam para o litoral, onde passariam os dias de folga de CARNAVAL.
Um cegonheiro colidiu contra uma picape prata com placas de SÃO PAULO, onde estavam o comerciante SEBASTIÃO ANTÔNIO RAMOS, de 52 anos, e sua mulher. Os dois não ficaram feridos, mas o caminhão desviou e colidiu frontalmente contra o CORSA preto, que vinha logo atrás e era dirigido pelo filho do comerciante, o universitário JEFFERSON ALVES RAMOS, de 21 anos, que morreu imediatamente após o choque. A irmã do universitário, JANAINA ALVES RAMOS de 27, e a namorada dele, CAMILA BATISTA VICENTE, de 20, que estavam no carro, também tiveram morte imediata. Os corpos foram levados para o IML de JACAREÍ, onde estavam até a tarde de hoje.

O PM RENÊ AVANCINI, de 42 anos, foi morto a tiros por dois homens em DIADEMA, no ABC, hoje de madrugada. Ele trabalhava no Centro de Suprimentos e Manutenção da PM. Segundo testemunhas, os criminosos não anunciaram o assalto. Mesmo baleado, RENÊ pilotou sua moto por 500 metros, mas não resistiu aos ferimentos.

O CORINTHIANS bem que tentou esquentar sua torcida antes da festa na passarela do samba. Ora com jogadas pelos lados, ora com toque de bola na entrada da área. Porém, nada serviu para encobrir o frango do goleiro FELIPE, que teve uma das maiores falhas de sua carreira logo aos 12 minutos do primeiro tempo, e a boa marcação da PORTUGUESA. Coube a ELIAS, já no segundo tempo, a missão de garantir o empate de 1 a 1.
Hoje, em ITU, o SÃO PAULO conseguiu uma vitória magra, 1 a 0, sobre o ITUANO. Foi um gol de pênalti batido pelo goleiro ROGÉRIO CENI.

O torcedor vascaíno voltou a sorrir no MARACANÃ, na semifinal da TAÇA GUANABARA. O GIGANTE DA COLINA avançou para a final após vencer nos pênaltis o FLUMINENSE por 6 a 5. No tempo normal, os times ficaram no empate sem gols. O adversário sairá da partida entre FLAMENGO e BOTAFOGO, que se enfrentam na próxima quarta-feira, no MARACANÃ.

A Federação Internacional de LUGE anunciou hoje que a causa da morte do georgiano NODAR KUMARITASHVILI foi um erro humano causado pelo próprio atleta e isentou a pista de WHISTLER, uma das mais rápidas do mundo. A fatalidade ocorreu na sexta-feira quando o atleta decolou na última curva com seu trenó a cerca de 140m por hora e se chocou com postes de metal.

Com uma performance para levantar o SAMBÓDROMO, a ÁGUIA DE OURO abriu com charme o segundo dia de desfiles das escolas de samba de SÃO PAULO. A bateria da escola da zona oeste entrou na frente do carro abre-alas, com coreografias que empolgaram o público. Já a TOM MAIOR teve uma noite dramática. Na concentração, os rostos desanimados anunciavam que a escola sofria problemas logo no início do desfile, já que o carro abre-alas estava incompleto. Algumas esculturas que integravam a alegoria ficaram na concentração. VAI-VAI e ROSAS DE OURO levantaram o público na arquibancada no primeiro dia de desfiles. A escola do BIXIGA cantou “seus 80 anos de arte e euforia” e foi a única a arrancar do público gritos de “É campeão”. Já a ROSAS DE OURO fez um desfile de dar água na boca com o enredo que falava sobre o chocolate. A modelo ELLEN ROCHE, rainha da bateria, arrancou suspiros com toda sua sensualidade.

Pelo menos 20 militantes do TALEBAN foram mortos hoje no primeiro dia da ampla ofensiva lançada pelas forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), lideradas pelos EUA, no Distrito de MARJAH, informou o Exército afegão.
A operação MUSHATARAK (JUNTOS) começou na madrugada, quando 60 helicópteros transportaram cerca de 15 mil militares – marines dos EUA e soldados afegãos e britânicos – para MARJAH, cinturão do cultivo da papoula da Província de HELMAND, considerada um dos principais redutos do TALEBAN no sul do AFEGANISTÃO. O TENENTE JOSH DIDDAMS, porta-voz dos fuzileiros navais americanos, disse que as tropas estavam avançando em terra e encontrando pouca resistência.
Militares americanos disseram que dois soldados da OTAN foram mortos na ofensiva. Três soldados americanos morreram horas antes em um atentado no sul do AFEGANISTÃO, informou a OTAN, sem esclarecer se eles foram mortos durante a operação militar em HELMAND.     

No primeiro grande ataque terrorista na ÍNDIA desde o massacre de 2008, em MUMBAI, uma bomba destruiu hoje um restaurante lotado na cidade de PUNE. A explosão matou ao menos oito pessoas, sendo quatro estrangeiros.
O atentado aconteceu apenas um dia depois que o PAQUISTÃO e a ÍNDIA fizeram um acordo para realizar um encontro entre altas autoridades em NOVA DÉLHI, no próximo dia 25. A ÍNDIA havia suspendido os esforços de paz com o vizinho e rival PAQUISTÃO, depois dos ataques de MUMBAÍ, pelo qual militantes paquistaneses são acusados. Pelo menos 33 pessoas ficaram feridas no sábado, informou a polícia local. Ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque.

2 011        :           -         DOMINGO
Domingo destinado à arrumação de minha papelada. Não deu para colocar em dia os apontamentos no sábado. O forte calor que continua fazendo atrapalhou bastante as minhas idéias. Também fiquei abalado com a notícia da cirurgia que o meu companheiro de bancos escolares (ESCOLA DE OFICIAIS), CORONEL PM MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO, irá sofrer amanhã. Não sei se ele gostaria de que eu transmitisse aos nossos colegas de turma essa notícia. Mas faço isso ao CORONEL PM MENDES através de uma mensagem eletrônica. Vamos torcer para que tudo saia bem durante a operação de amanhã. 
CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA manda um trecho de alto cunho incentivador para nossa diretora de Comunicação Social, CAMILA GIUDICE, e sua equipe, que idealizaram a formatura do jornal “32 EM MOVIMENTO”:
Renovação: Necessidade Urgente para a MMDC
                                                                  Cel PAES DE LIRA
Presidente do Conselho Deliberativo

“Onde há uma vontade há um caminho.”
                        Fiquei feliz quando circulou a primeira edição do 32 em Movimento.
                        Primeiro motivo: a iniciativa é extremamente importante para a preservação da memória e dos ideais do Movimento Constitucionalista de 1932.
                        Segunda razão: modestamente contribuí para a escolha do nome do informativo, tão competentemente desenvolvido por Camila Giudice e uma equipe de voluntários.
                        Terceira ― e sobremaneira importante! justificativa: a referida equipe de produção, liderada pela Camila, é composta de jovens. Esse é o ponto crucial: a ingente necessidade que tem a Sociedade Veteranos de 32 de atrair pessoas de pouca idade aos seus quadros e ao seu convívio. Trata-se de assegurar que não se perca toda a grande luta que os Veteranos vêm travando há quase oitenta anos em prol do reconhecimento da Guerra Cívica de 1932 como um dos episódios mais heroicos, importantes e louváveis da História Pátria.
                        É manifesto que temos a presidir a Sociedade um menino...de noventa e cinco anos de idade: o nosso querido Gino Strufaldi. Mas esse garoto de alma um dia terá de passar o bastão de comando. E os demais poucos combatentes sobreviventes são também homens de avançada idade. Mesmo os colaboradores (poucos, a bem da verdade) diretos do Presidente Gino são homens já na casa dos sessenta ou setenta.
                        Precisamos de sangue novo!
                        Do alto de seu entusiasmo, a Camila escreveu, no número 1 do 32 em Movimento:
                        “2010 foi um ano de renovação. Renovação de ambiente, de pessoas, de ideias, de energia. A sociedade cresceu. Tornou-se mais forte. Aumentou a família. E essa família cada vez se torna mais unida e orgulhosa de seus feitos, de sua contribuição para a grande família paulista e também para a grande família brasileira.”
                        São palavras que atestam a energia juvenil da equipe de produção e sinalizam para uma renovação do quadro associativo e da militância pró-memória da Epopeia Constitucionalista. Mas é preciso concretizar esse propósito com a efetiva cooptação do maior número possível de jovens. Nesse sentido, acredito que o 32 em Movimento tenha real potencial de despertar o interesse das pessoas na faixa etária dos vinte ou trinta anos, interessadas no estudo da História e da Ciência Política. O formato é atrativo e o modo de divulgação, eletrônico. Muito mais apto, portanto, a atingir esse público pouco afeito ao papel escrito, mas intensamente ativo no desenvolvimento de novos tipos de relacionamentos no espaço cibernético. Refiro-me especialmente à participação em comunidades do tipo Orkut/Facebook e à intensificação do uso de “tablets” para troca de informações e acesso à literatura virtual. 
                        Creio firmemente que a moçada responsável pela iniciativa de lançar o 32 em Movimento saberá trilhar esses caminhos e ensinar-nos a explorar todas as amplas perspectivas que se abrem à frente de uma associação vetusta, mas não velha. Uma entidade que tem como missão perpetuar a História daqueles meninos de outrora, que hoje repousam, quase todos, na Última Trincheira, “já sem sopro entre seus lábios”, mas imortalizados e consubstanciados à sagrada terra paulista, que só temos o direito de ferir para lavra, para sepulcro e para a luta em prol da liberdade, na conformidade do insuperável poema que lhes dedicou Guilherme de Almeida.
                        Meus cumprimentos, por conseguinte, aos jovens que tornaram realidade o 32 em Movimento, especialmente aos que figuraram na sua edição inaugural: Camila Giudice, Tiago Berg, Ricardo Della Rosa, Douglas Nascimento, Cássio Martin e Markus Runk.
                        Que Deus os ilumine sempre, mantenha o seu ardor juvenil e abra-lhes as portas do sucesso ao longo do construtivo caminho de suas úteis existências.  São Paulo e o Brasil precisam de gente de tão boa estirpe.

Ainda não recebi nenhuma mensagem da CAMILA com relação ao segundo número do “32 EM MOVIMENTO”, mas acredito que ela e a equipe esteja trabalhando na formatação do jornal. As matérias que deverão ser publicadas já foram encaminhadas.
VIVIANO FERRANTINI manda-me lindas imagens da ÁUSTRIA; WALDEMAR alegra o meu domingo com NAT KING COLE cantando “FASCINAÇÃO” e um e-mail com dez músicas tocadas por violões: AMAPOLA, AMOR AMOR, BESAME MUCHO, LA PALOMA, MARIA ELENA, PERFÍDIA, QUIZAS QUIZAS, SOLAMENTE UMA VEZ, LA SOMBRA DE TU SONRISA e VAYA COM DIOS. O CORONEL GRÉGIO, pelo GBB, manda um histórico sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. Já o TRINDADE encaminha FOTOS CURIOSAS e imagens da ALEMANHA.

O Sul-Americano Sub-20 marcou a despedida de NEYMAR da “adolescência futebolística”. E consagrou sua geração, que, além do brilhantismo do santista, contou com atuação destacada de outros atletas, como os sãopaulinos LUCAS e CASEMIRO. O gran finale do time comandado por NEY FRANCO ocorreu hoje de madrugada em AREQUIPA: show contra o URUGUAI, goleada por 6 a 0, classificação para a Olimpíada de LONDES 2012 e o título da competição. No PERU, NEYMAR disputou seu último torneio de categoria de base. O plano de MANO MENEZES é claro. Daqui para frente, o atacante santista deve se firmar como atleta da seleção principal. E o recado já foi dado a NEY FRANCO. No meio do ano, caso não ocorram imprevistos, NEYMAR defenderá o País na COPA AMÉRICA da ARGENTINA e não no Mundial da categoria, na COLÔMBIA.

O CORINTHIANS empatou por 0 a 0 com o PAULISTA, mas o assunto que tomou conta do Estádio JAIME CINTRA, em JUNDIAÍ, foi a aposentadoria de RONALDO. Diplomático, TITE afirmava “ser difícil falar em termos hipotéticos”, já que RONALDO não havia anunciado nada até hoje, a não ser na entrevista ao jornal O ESTADO. Mas declarou que contava com o craque para esse período que chama de “reordenamento do time”. Porém, ao mesmo tempo, já considerando o futuro, dizia que em suas orações pedia “muita luz no caminho” do craque. Ou seja, pediu força para que o astro tomasse a decisão mais correta para a sua vida.
O técnico PAULO CÉSAR CARPEIGANI passou a semana puxando as orelhas de seus jogadores. Pediu mais raça, vontade, organização depois da derrota de 2 a 1 para o BOTAFOGO, em RIBEIRÃO PRETO. E viu boa parcela de tudo isso que queria hoje quando o SÃO PAULO bateu a PORTUGUESA por 3 a 2, no CANINDÉ, com direito a mais um gol de ROGÉRIO CENI, o 98º de sua carreira.   

A belga KIM CLIJSTERS assume amanhã a liderança do ranking mundial, mas não terá um dia perfeito. Tudo porque perdeu a decisão do TORNEIO DE PARIS, hoje, para a checa PETRA KVITOVA, por 2 sets a 0,. CLIJSTERS não usou como desculpa nem mesmo as dores que sentia no pescoço. Em ROTERDÃ, na HOLANDA, o sueco ROBIN SODERLING manteve o título do torneio ao vencer o francês JO-WILFRIED TSONGA. A partida foi disputada em ritmo bastante acelerado por causa do número elevado de aces. Foram 20 de TSONGA e 12 de SODERLING. Antes do sueco apenas outros quatro tenistas venceram o torneio duas vezes consecutivamente: ARTHUR ASHE, STEFAN EDBERG e NICOLAS ESCUDÉ.  

Faleceu a cantora VASILIKI PURCHIO, no RIO DE JANEIRO, aos 83 anos. Aos 12 anos, a descendente de italianos já dava sinais de que a música iria fazer parte de sua vida para sempre. Sem nenhuma inibição, cantava os sucessos do rádio em apresentações para a vizinhança. Na juventude, VASILIKI participou e foi vitoriosa em vários concursos de rádio. Nessa época, adotou o nome artístico de NEUSA MARIA. O sucesso veio rápido e ela lançou seis discos entre 1940 e 1950 com sambas e músicas românticas, que eram o seu forte. “NEUSA MARIA canta para os que amam” e “A voz romântica de NEUSA MARIA” foram dois LPs eu ficaram famosos.

A Polícia Civil de COTIA, na GRANDE SÃO PAULO, encontrou hoje o corpo da supervisora de vendas VANESSA DE VASCONCELOS DUARTE, de 25 anos, desaparecida desde sábado, dia 12 de fevereiro. Ela deixou a casa do noivo, em BARUERI, na manhã de sábado para se encontrar com três amigas e ir a um curso de maquiagem no bairro do JAGUARÉ, na zona oeste. A Polícia Militar localizou o carro em uma rua de VARGEM GRANDE PAULISTA, com um princípio de incêndio no banco do motorista e constatou que não havia queixa de roubo ou furto do automóvel. Ao rastrear os documentos, a PM chegou ao proprietário, o noivo de VANESSA. O corpo da supervisora de vendas foi encontrado no fim da noite de hoje.

O ex-vice-presidente da República JOSÉ ALENCAR passou bem a noite e o estado de saúde dele permanece grave, mas estável. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, ALENCAR continua internado na UTI. Não há previsão de uma possível transferência da UTI para um quarto. A hipótese chegou a ser considerada no sábado, mas foi descartada por enquanto. JOSÉ ALENCAR está se tratando com antibióticos e está lúcido.

A cantora INEZITA BARROSO teve uma queda de pressão durante as gravações de seu primeiro DVD, realizadas na última sexta-feira, dia 11 de fevereiro, em CAMPINAS. INEZITA se sentiu mal depois de cantar a 13ª música de um repertório de 22 canções. A equipe esperou a cantora se recuperar, mas logo foi anunciado que ela tinha voltado ao hotel. Ficou de fora da gravação um dos maiores sucessos de INEZITA, a música “MARVADA PINGA”.

O Ministério Público rastreia denúncia de suposto enriquecimento ilícito e tráfico de influência envolvendo o ex-presidente do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO, desembargador ANTÔNIO CARLOS VIANA SANTOS, que morreu em 26 de janeiro, aos 68 anos. VIANA teria adquirido, nos últimos meses de sua vida, bens em valores muito superiores aos seus rendimentos como magistrado – com 42 anos de carreira, o seu contracheque alcançava trinta mil reais, valor bruto, incluídos qüinqüênios e outros benefícios da toga. O orçamento era reforçado ainda com uma aposentadoria de professor. A investigação se baseia em denúncia que preenche 11 páginas – cópias chegaram à Polícia Federal, Receita, TJ e Ministério Público dez dias antes de VIANA morrer. O relato, de uma pessoa que se identifica como “pecuarista e ex-prefeito” aponta dados sobre a evolução patrimonial do desembargador. O Ministério Público abriu procedimento preparatório de inquérito civil – no âmbito penal, em caso de morte do investigado, a punibilidade fica extinta; mas, no aspecto civil, providências podem ser tomadas para identificar beneficiários.

Um padre de ARAÇATUBA teve seus computadores apreendidos pela polícia, após ser acusado de praticar pedofilia pela Internet com um adolescente de 13 anos, morador de LIMEIRA. O caso é investigado desde dezembro de 2009, quando a mãe do jovem procurou a polícia. Nesse período, os dois trocaram mensagens e fotos de cunho sexual, segundo a investigação. O padre, cujo nome não foi divulgado, está afastado por motivo de saúde e alegou não saber que o garoto era menor de 18 anos. O bispo de ARAÇATUBA não se pronunciou.

O Conselho Supremo das Forças Armadas do EGITO atendeu as três principais demandas dos manifestantes da oposição hoje, ao anunciar a dissolução do Parlamento, a suspensão da Constituição e a efetivação de que o período de transição política até a formação de um poder civil se prolongará por seis meses ou até que eleições presidencial e parlamentar venham a acontecer. O esforço veio em meio a um clima de tensão na PRAÇA TAHRIR, onde centenas de manifestantes permaneciam acampados até que as Forças Armadas anunciassem um prazo concreto para cumprir suas exigências – essenciais no complexo caminho rumo à democracia. Em mensagem divulgada pela televisão pública, o Conselho também anunciou que fica suspensa a aplicação da Constituição e confirmou que segue vigente o governo de AHAMED SHAFIQ até que seja nomeado um novo gabinete.

2 012    :     -     SEGUNDA-FEIRA
Com o encontro da COFAM no sábado, na sede do MMDC e a nossa ida à ITAPIRA no domingo, pouco tempo nos sobrou nesse final de semana. E hoje também quase nada dá para fazer nesta manhã. Saio de casa por volta da 9 horas e vou diretamente ao Monumento-Mausoléu. A PM ANA encontra-se de serviço. Vejo enormes poças d´água no interior do Obelisco, como também manchas de ferrugem. A própria entrada do Monumento está manchada por causa da chuva e da fuligem. Vê-se que o Obelisco do IBIRAPUERA está muito ruim de manutenção.
O Senhor JÚLIO DEODORO, Superintendente da Fundação CÁSPER LÍBERO, chega no horário marcado. Mostro-lhe as dependências do Monumento. É idéia do JÚLIO fazer com que a chegada da tradicional Prova Ciclística 9 de Julho seja realizada no OBELISCO por vários motivos. Essa prova foi idealizada pelo jornalista CÁSPER LÍBERO e está ligada a história de São Paulo. Ela surgiu em 1933 como uma homenagem aos paulistas que lutaram na Revolução Constitucionalista de 32. Logo no início, a 9 de Julho tornou-se uma das provas mais importantes do BRASIL. A participação foi restrita a atletas de maior categoria e convidados de outros estados, garantindo, assim, sua competitividade. Com a presença de ciclistas argentinos e uruguaios, a competição ganhou, em 1947, o título de Prova Ciclística Internacional 9 de Julho. Depois, vieram representantes de mais de 15 países. O primeiro estrangeiro a cruzar na linha de frente a linha de chegada foi o argentino JORGE OLIVEIRA, em 1948. Em toda sua história, a Prova deixou de ser realizada de 1941 a 1946 (época da Segunda Guerra Mundial), de 1952 a 1954 e de 1966 a 1968. As mulheres só passaram a competir a partir de 1985.
JÚLIO DEODORO convida-me para almoçar. Vamos à Associação dos Oficials Militares do Estado de São Paulo. Conversamos ali com o MAJOR PM CHICONELLO, cujo filho trabalha a anos na Fundação Getúlio Vargas. Levo-o até o MMDC, para conhecer a nossa sede. Fica combinado que ele fará um ofício endereçado à Sociedade, contando o que se pretende fazer.
MARINEI teve muito trabalho para arrumar a Casa, depois do evento de sábado, onde se reuniram 67 pessoas no MMDC. Diz ela que andaram fazendo alguma maldade na cozinha e isso somente pode ser arte de alguém que quer criar caso com a Sociedade.
CAMILA telefona-me para dizer que o ARTHUR PASCHOAL está exigindo dela coisas impossíveis, visto que até o presente momento ele não tem um vínculo com a diretoria da Sociedade.
Acontece um incidente de moto com o MAURÍCIO, bem perto do POUPATEMPO. O rapaz bateu num carro e ficou com algumas escoriações. Está lhe ajudando o OLIVEIRA, a fim de levá-lo até um Pronto-Socorro. Nada muito grave.
Ainda compareço ao local, acompanhado do PM LIMA, que veio me entregar um DVD com as fotos tiradas no dia 11 de fevereiro, no evento da reunião da COFAM e aniversariantes do mês. Duas viaturas do trânsito estão no local. Temos notícias de que MAURÍCIO está bem e que a ocorrência está sendo encaminhada ao 1º DP. No interior do Metrô SE vejo os painéis referentes a OKINAWA, terra da cortesia no FESTIVAL NIKKEY MATSURI.        

Em casa, LUCINDA conta-me que dona MARIA BOARÊTTO retornou à UTI do Hospital das Clínicas. O cateterismo não foi suficiente para corrigir o problema coronário e deverá sofrer uma operação cirúrgica nos próximos dias. O ROGÉRIO, seu filho, esteve no hospital e diz que seu quadro de saúde é grave.

Faleceu o desembargador ÍTALO GALLI, aos 98 anos. Natural de MONTE AZUL PAULISTA, foi juiz em APIAÍ, em SÃO JOSÉ DO RIO PARDO e da 17ª Vara Criminal da Capital. Foi também ministro e vice-presidente do Tribunal de Alçada Criminal, desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.  
estadao.com.br (Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)
Por O Estado de S.Paulo, estadao.com.br, Atualizado: 13/2/2012 22:34
Bombeiros, policiais civis militares suspendem greve no Rio de Janeiro
RIO - Bombeiros, policiais militares e civis do Estado do Rio de Janeiro decidiram suspender, na noite desta segunda-feira, 13, a greve que a categoria fazia desde a última quinta-feira. No sábado, uma parte dos policiais civis já haviam suspendido a adesão ao movimento. Depois do carnaval, porém, as categorias voltam a se reunir para discutir as reivindicações salariais. Policiais e bombeiros defendem um salário base de R$ 3.500, mais benefícios. 'Suspendemos o movimento em homenagem aos nossos heróis que estão presos e para ajudar o Rio de Janeiro e o nosso turismo que é muito importante nesse momento', disse à Reuters o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Fernando Bandeira. 'Vamos voltar a trabalhar normalmente. A greve fluminense aconteceu após uma paralisação da Polícia Militar baiana desde o dia 31 de janeiro, que fez aumentar fortemente o número de homicídios no Estado. A paralisação na Bahia acabou no sábado. Por causa da paralisação, ao menos 17 líderes grevistas foram presos e dezenas de outros policiais e guarda-vidas foram acusados de insubordinação e mais crimes, pelos quais seriam indiciados. Entre os presos está o cabo Benevonuto Daciolo, detido após ser flagrado em conversas telefônicas negociando com grevistas da Bahia a extensão do movimento grevista para outros Estados.

Única testemunha ocular da invasão do apartamento que terminou com a morte de ELOÁ CRISTINA PIMENTEL, a estudante NAYARA RODRIGUES DA SILVA, de 18 anos, foi a personagem principal do primeiro dia de julgamento de LINDEMBERG ALVES, de 25 anos. Baleada em outubro de 2008, emocionou-se ao lembrar da invasão policial, após 100 horas de cárcere. Mesmo confrontada pela advogada de defesa, ANA LÚCIA ASSAD, garantiu que LINDEMBERG planejou o crime. ELOÁ “não sairia de lá viva”, segundo ela. Em determinado momento, a juíza MILENA DIAS teve de “defender” NAYARA das investidas da defesa. Ela ressaltou que a garota também “era vítima”. Ao fim do depoimento dela, ANA LÚCIA afirmou aos jornalistas que NAYARA, por ser vítima, não tem compromisso com a verdade, e mentiu. “Ela está em condição de vítima, não precisa falar a verdade. Mentiu, aumentou, encenou e, em alguns momentos, fingiu que estava emocionada”. A jovem não falou com a imprensa ao deixar o local. Já LINDEMBERG aparentou calma durante todo o dia. Sentando à frente dos jurados – seis homens e uma mulher – manteve-se de cabeça erguida, mas procurou não olhar para a platéia. Deixou o plenário só durante os depoimentos de NAYARA e VICTOR LOPES, a pedido de ambos. Todos os depoimentos da acusação tentaram mostrar o réu como um homem violento, de sangue frio. Segundo NAYARA, em nenhum momento, ele largou a arma. Ao ouvir isso, a advogada de defesa foi irônica ao comentar ser “engraçado” NAYARA afirmar que LINDEMBERG sempre amarrava os reféns com a arma em punho. “Engraçado, né? Para a senhora ver”, respondeu a jovem, com sarcasmo. Nesse clima tenso, NAYARA detalhou ainda a invasão do Grupo de Ações Táticas (GATE) da Polícia Militar. Afirmou que os tiros só foram disparados após a polícia soltar uma bomba para invadir o local. Apesar de não ter conseguido ver quem deu os tiros, ela relatou ter ouvido os três disparos quando a polícia estava do lado de fora e ainda tentava arrombar a chutes a porta do apartamento, que havia sido bloqueada com uma mesa momentos antes por LINDEMBERG. “Entrou fumaça, coloquei a mão no rosto e me cobri com o edredom Aí senti meu rosto estranho, ouvi uns barulhos (os disparos) e depois vi a ELOÁ desacordada e os policiais tentando desarmá-lo (LINDEMBERG). Sobre sua volta ao cativeiro, após ser libertada por LINDEMBERG, ela afirmou ter sido chamada em casa por policiais. “Na quinta-feira (dia 16), tinha um policial dizendo que era para eu voltar e ajudar nas negociações”, lembra a jovem. Ao voltar ao prédio de ELOÁ, ela afirmou que a mãe dela foi barrada na porta pelos policiais. Em contato telefônico com LINDEMBERG, a testemunha teria sido orientada a ir até a porta do apartamento. Quando entrou novamente na residência, afirmou que encontrou ELOÁ bastante ferida.   
Hoje foram ouvidos também os dois amigos de ELOÁ mantidos como reféns – VICTOR LOPES e IAGO VILELA DE OLIVEIRA, ambos de 18 anos. Os dois confirmaram que LINDEMBERG tinha intenção de matar ELOÁ desde o início e relataram que foram agredidos pelo réu. IAGO prestou depoimento na frente do acusado e afirmou que ele se “gabava do poder” que adquiriu ao invadir o apartamento, no ABC PAULISTA. A última testemunha ouvida foi o SARGENTO PM ATOS VALERIANO. Ele contou que LINDEMBERG tentou matá-lo no primeiro dia do seqüestro. O julgamento será retomado amanhã, a partir das 9 horas. Ainda não há definição sobre a data do depoimento da mãe da vítima e do irmão mais novo, que foram arrolados pela defesa hoje. Mas há expectativa de que o júri possa concluir os trabalhos na quarta-feira.
As mulheres comandam o tribunal que julga o caso ELOÁ. As três protagonistas dos debates são mulheres: a juíza MILENA DIAS; a promotora DANIELA HASHIMOTO; e a advogada ANA LÚCIA ASSAD. E outras mulheres compõem a corte. A advogada ANA LÚCIA ASSAD levou para o tribunal duas assistentes – CAMILA e LAÍS – para auxiliá-la. O registro do júri é feito por três estenotipistas (digitadoras). E a chefia de segurança é ocupada por uma mulher. Enquanto exercem suas funções, elas revelam um pouco de suas personalidades. A promotora DANIELA HASHIMOTO por várias vezes demonstrou preocupação com as testemunhas ouvidas hoje. “Se DEUS quiser, será a última vez que vocês vão relembrar o caso”, disse às testemunhas. A juíza MILENA DIAS mostrou sensibilidade com NAYARA. Já a advogada ANA LÚCIA expressou gestos de carinho com seu cliente. Por ao menos três vezes no início do julgamento, foi até a cadeira do réu, passando a mão em suas costas, como se quisesse tranqüiliza-lo. Foi ela também que logo no começo fez questão de pedir à juíza MILENA que as algemas fossem tiradas – apelo prontamente atendido.

O jornalista PAULO ROBERTO RODRIGUES CARDOSO, de 51 anos, foi assassinado na madrugada em PONTA PORÃ (MS), divisa com o PARAGUAI. Dois homens não identificados dispararam 12 tiros com armas de calibre 9 mm contra CARDOSO e fugiram em uma moto. Seis projéteis acertaram o jornalista, que chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. CARDOSO trabalhava há 30 anos no JORNAL DA PRAÇA, antigo diário de PONTA PORÃ, e era diretor de redação do site de notícias MERCOSUL NEWS. Segundo o delegado CLEMIR VIEIRA JÚNIOR, que investiga o caso, o crime pode ter sido executado por pistoleiros contratados. A mulher do jornalista, NILDA CARDOSO, 49 anos, disse que ele não comentava nada sobre trabalho.

O banqueiro DANIEL DANTAS, do OPPORTUNITY, e mais dez pessoas foram absolvidas da acusação de formação de quadrilha na OPERAÇÃO CHACAL, investigação da Polícia Federal em 2004 envolvendo a KROLL ASSOCIATES em espionagem. A juíza ADRIANA FREISLEBEN DE ZANETTI, da 5ª Vara Federal Criminal de SÃO PAULO, condenou cinco réus. DANTAS e a ex=executiva da BRASIL TELECOM, CARLA CICCO, foram acusados de contratar a KROLL para espionar executivos da TELECOM ITÁLIA. Eles foram absolvidos por falta de provas, assim como EDUARDO SAMPAIO, KARINA NIGRI, ANTÔNIO JOSÉ SILVINO CARNEIRO, JUDITE DE OLIVEIRA DIAS, OMER ERGINSOY, CHARLES CARR, VANDER GIORDANO, ALCINDO FERREIRA e MARIA PAULA GODOY GARCIA.

Numa cerimônia que evidenciou a forte ligação entre DILMA ROUSSEFF e a nova presidente da PETROBRÁS, MARIA DAS GRAÇAS FOSTER, a executiva assumiu o cargo declarando “gratidão e fidelidade incondicional” à presidente da República. DILMA se permitiu, inclusive, encerrar seu discurso com um gracejo: “Agora, é tudo contigo, GRACIOSA”. Sem citar o peso da UNIÃO sobre as ações da estatal, GRAÇAS prometeu manter um diálogo “de prosperidade junto ao controlador”. Ela disse que sua vida se confunde com a da estatal.  

TENZIN CHOEDRON, monja tibetana de 18 anos, morreu no sábado, dia 11, após atear fogo ao corpo em protesto pela política chinesa para a região, segundo a entidade FREE TIBET, com sede em LONDRES. Desde marcos, 18 monges e ex-monges imolaram-se e 12 morreram. Todos os casos ocorreram na Província de SICHUAN, fora da área delimitada como Região Autônoma do TIBET pela autoridades de PEQUIM, mas que são habitadas por maiorias tibetanas. O centro do descontentamento é a cidade de ABA, onde estão mosteiros que defendem extrema lealdade ao dalai-lama, o líder espiritual tibetano, considerado separatista e terrorista pelo governo chinês.

Os principais líderes iranianos prometeram apoio total ao HAMAS, movimento islâmico que controla a FAIXA DE GAZA desde 2007, e recomendaram ao primeiro-ministro do território palestino, ISMAIL HANIYEH, que os militantes do grupo continuem sua resistência contra ISRAEL. As informações foram veiculadas pela TV oficial do IRÃ, na noite do domingo.

2 013      :        -      QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Pela manhã, na minha biblioteca, atualizo o 13 de fevereiro. Leio os jornais O ESTADO DE SÃO PAULO e O DIÁRIO DE SÃO PAULO. O término do carnaval e a renúncia do PAPA BENTO XVI ocupam várias páginas dos jornais. Muita coisa é colocada em minhas memórias. Pela Internet recebo as seguintes notícias referentes ao PAPA BENTO XVI:
CIDADE DO VATICANO, 13 Fev (Reuters) - O papa Bento 16, em seus primeiros comentários públicos após ter anunciado que vai se tornar o primeiro papa a renunciar em vários séculos, disse nesta quarta-feira ter certeza que a Igreja Católica será sustentada por Deus e pela fé, apesar das dificuldades. Falando durante sua audiência geral, em uma das últimas aparições públicas antes da renúncia marcada para 28 de fevereiro, o pontífice disse que tinha conhecimento da gravidade de sua decisão, mas também de perda de sua força física e espiritual. Ele disse ter certeza que a Igreja iria sustentá-lo com orações e que Cristo continuará sendo seu guia.

CIDADE DO VATICANO, 13 Fev (Reuters) - O papa Bento 16 recebeu uma saudação calorosa ao entrar no salão de audiências do Vaticano, nesta quarta-feira, para uma de suas últimas aparições públicas antes do fim do mês, quando vai se tornar o primeiro papa a renunciar em séculos. O papa deve falar sobre sua decisão durante a audiência, realizada diante de um salão lotado com cerca de 8 mil pessoas. Ainda nesta quarta-feira, o papa vai celebrar a missa da Quarta-Feira de Cinzas na Basílica de São Pedro, em vez de numa igreja menor de Roma onde estava prevista, para que mais pessoas possam comparecer. (Reportagem de Philip Pullella)
Embora a Sociedade Veteranos de 32-MMDC não esteja funcionando hoje, vou para o MMDC por volta das 13 horas. Procuro montar a Pauta para a reunião do CONSELHO SUPERIOR marcada para segunda-feira, dia 18. Saio para almoçar com OLIVEIRA e COLOMBO. Este último depois vem comigo ao MMDC. Conversamos sobre as nossas cerimônias ainda em fevereiro. Não tenho notícias da MARINEI e da situação dramática de seu sogro. Ele sofreu um AVC na semana passada e na última sexta-feira estava em estado de coma. Atendo alguns telefonemas da Sociedade e agora iremos realmente começar as atividades de 2013. A temperatura é alta nesta tarde. Começa a surgir nuvens pretas depois das 16 horas, quando retorno para GUARULHOS.

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil: São Paulo - Dois ônibus foram incendiados por volta das 19h40 na Avenida Belmira Marin, na Cidade Dutra, zona sul paulistana. Ás 21h20 a Polícia Militar (PM) não tinha informações sobre feridos ou sobre quem ateou fogo aos veículos. Segundo a corporação, o atendimento da ocorrência estava sendo feito pelo 101º Distrito Policial. O Corpo de Bombeiros disse que todas as informações sobre o caso devem ser repassadas pela PM. (Edição: Fábio Massalli) Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil. (Agência Brasil - Todos os direitos reservados).
Mesmo jogando contra a pressão da torcida adversária e o talento de RONALDINHO GAÚCHO, o SÃO PAULO até teve chances de sair com um bom resultado de BELO HORIZONTE. Porém, em dois momentos, o time bobeou e dançou. Ou seja, permitiu que o ATLÉTICO MINEIRO ganhasse por 2 a 1, na estréia das equipes pela fase de grupos da LIBERTADORES.
O FLUMINENSE começou bem a caminhada rumo ao título inédito da TAÇA LIBERTADORES. Hoje, venceu o CARACAS, na VENEZUELA, por 1 a 0. O gol foi marcado por FRED, mais uma vez. Foi a quarta vez que o artilheiro foi à rede neste ano, em cinco jogos (quatro pelo TRICOLOR no RIO e um pela seleção brasileira, em amistoso). O FLUMINENSE está no Grupo 8 da competição continental, ao lado de GRÊMIO e HUACHIPATO.

A UNIDOS DE VILA ISABEL conquistou pela terceira vez o título do Grupo Especial das escolas de samba do RIO. Com enredo sobre a vida do agricultor brasileiro – muito bem conduzido pela carnavalesca ROSA MAGALHÃES – e um samba melódico de MARTINHO DA VILA e outros quatro compositores, a escola fundada em abril de 1946 somou 299,7 pontos e superou as rivais BEIJA-FLOR (299,4) e UNIDOS DA TIJUCA (299,2), segunda e terceiras colocadas, respectivamente. A INOCENTES DE BELFORD ROXO, que estreou no Grupo Especial, ficou em último lugar e vai voltar para o Grupo A. Já a IMPÉRIO DA TIJUCA subiu para o Grupo Especial. Apesar de ter inovado na avenida com duas baterias, a MANGUEIRA decepcionou nas notas e acabou em oitavo lugar. Outra escola renomada, a PORTELA, detentora do maior número de títulos do carnaval carioca, chegou apenas em sétimo lugar, mesmo aclamada no sambódromo, no primeiro dia de desfiles, ao contar a história dos 400 anos do bairro de MADUREIRA.

Os corpos de três vítimas do acidente com um carro alegórico em SANTOS foram sepultados hoje pela manhã. Os enterros de LEANDRO MONTEIRO DA SILVA, que faria 27 anos hoje, e LUDENILDO MILITÃO, 25, ocorreram no Cemitério Municipal de SÃO VICENTE. O corpo de MIRELA DINIZ GARCIA, 19, foi enterrado no Cemitério AREIA BRANCA, em SANTOS. A mãe dela, SOLANGE NORONHA, que se feriu no acidente, saiu do hospital mesmo sem alta médica para a despedida. Quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas após um carro alegórico da escola SANGUE JOVEM ter tocado em fios elétricos, provocando descarga elétrica e fogo, durante os desfiles do Grupo Especial do Carnaval de SANTOS.

Um incêndio atingiu a FAVELA DO CDP 2 de GUARULHOS, nesta manhã. Segundo os bombeiros, cinco barracos foram consumidos pelas chamas, mas ninguém se feriu. A favela fica perto da VIA DUTRA, mas o trânsito não foi prejudicado pela ocorrência.

Os amigos e a família se lembram de ADONIAS DUARTE DE LIMA, 38 anos, como um brincalhão, boa gente. Havia 15 anos ele trabalhava numa loja de materiais de construção em DIADEMA. Nas últimas semanas, começou a sofrer surtos de perseguição. O comerciário morreu hoje de manhã, após um cerco policial que durou oito horas. Segundo a polícia, LIMA deu um tiro contra a cabeça depois de permanecer calado durante a madrugada, trancado em uma casa que invadiu após atirar contra um amigo. Minutos antes da morte do comerciário, policiais do GATE tinham soltado um cachorro no local para forçá-lo a sair. Ele disparou contra o cão, que foi recolhido pela PM. O tiro fatal veio em seguida. O caso teve início no domingo à noite, no BAR DO MARCÃO, JARDIM CAMPANÁRIO. LIMA freqüentava o local. “Ele chegou com amigos e bebeu duas cervejas”, diz MARCOS ALVES, 40 anos, dono do bar. Às 22 horas, ele passou a acusar os companheiros de persegui-lo. Há uma semana, LIMA já havia aparecido com um revólver 38. Estava com a mesma arma. “Parecia transtornado. Ele mesmo ligou para a polícia”. Já na rua, o comerciário tentou acertar o amigo e invadiu a residência de JOSÉ HELENÍCIO SILVA, 29 anos, que jantava com a família. “Saímos na hora, não ficamos refém”, conta SILVA. Quando a PM chegou, LIMA acertou, de raspão, a farda de um soldado e trancou-se. O GATE começou a negociar à 1:30 hora. MARIA EUSA, 31 anos, mulher de LIMA, foi chamada, mas o comerciário nada falava. Às 3 horas, o GATE introduziu uma câmera de fibra ótica pelo vão da porta. LIMA deu o terceiro tiro. Acertou um escudo. “Lançaram também muita bomba de gás”, diz LEANDRO CAPISKI, 26 anos, morador da rua. Às 6 horas, os policiais decidiram usar o cachorro. Foram os últimos dois tiros de LIMA. Ele foi encontrado morto no quarto, com o 38 na mão. Ainda havia uma bala no tambor.
Todos os ocupantes de um carro com placas de BOTUCATU, SÃO PAULO, morreram em um acidente na BR-101, próximo ao trevo de GUARAPARI, ESPÍRITO SANTO, ontem. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, quatro pessoas estavam no carro de passeio, que invadiu a contramão e bateu de frente com uma carreta. Os policiais que atenderam a ocorrência acreditam que o motorista perdeu o controle em uma curva. Os corpos das vítimas foram para o DML (Departamento Médico Legal) de VITÓRIA. A informação era de que dois rapazes eram irmãos, mas os nomes não haviam sido divulgados. O grupo foi passar o Carnaval em GUARAPARI.

FABIO MACHADO CARDOSO, de 37 anos, matou o irmão mais velho a facadas na noite de ontem, em JARINU. FÁBIO estava na casa de RICARDO MACHADO CARDOSO, 47 anos, no bairro dos IPÊS, onde ocorreu o assassinato. A polícia ainda apura as causas da agressão. FÁBIO foi encontrado já fora da casa do irmão, quando policiais militares se dirigiam para a Rua das MANGUEIRAS, onde foram chamados por outros parentes da vítima. O homem estava todo sujo de sangue e acabou confessando o crime.

A queda de um avião monomotor em uma plantação de soja matou o piloto ALEXANDRE SCHEIDMANDEL, de 43 anos, no início da noite de ontem em PASSO FUNDO, no norte do RIO GRANDE DO SUL. A polícia tem informações de que o aparelho decolou da pista de um aeroclube, sobrevoou a região por cerca de meia hora e voltava ao ponto de partida quando caiu, já na manobra de aproximação para o pouso. O condutor estava sozinho na aeronave. O corpo será enterrado amanhã em CARAZINHO, na mesma região.

Cerca de 50 pessoas ficaram feridas hoje após o desmoronamento de uma estrutura metálica, que estava em construção e serviria de palco para um evento do BRADESCO, no complexo da COSTA SAUÍPE, em MATA DE SÃO JOÃO, GRANDE SALVADOR. O acidente aconteceu por volta das 11 horas e, segundo a Polícia de PRAIA DO FORTE, havia vítimas soterradas. A polícia confirmou uma morte no começo da tarde, mas a identidade não foi revelada. O BRADESCO disse, em nota, que estava tomando todas as providências necessárias para atender as vítimas.

O RIO ACRE começou a dar, nas últimas 48 horas, sinais de que pode transbordar com as chuvas. Em situação de alerta, a Defesa Civil do RIO BRANCO retirou seis famílias, abrigadas no Parque de Exposição da cidade. Segundo o coordenador do órgão, GEORGE LUIZ SANTOS, a medição do nível do rio, hoje pela manhã, apontava a marca de 13,68 metros. 44 centímetros a menos do que ontem.   

O Ministro da Justiça, JOSÉ EDUARDO CARDOZO e o governador de SANTA CATARINA, RAIMUNDO COLOMBO, definiram hoje, em encontro em FLORIANÓPOLIS, a transferência de aproximadamente 20 presos ligados à facção criminosa PRIMEIRO GRUPO CATARINENSE (PGC) para unidades prisionais federais de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) no RIO GRANDE DO NORTE, PARANÁ, MATO GROSSO DO SUL, BRASÍLIA e RONDÔNIA. A polícia catarinense responsabiliza o PGC pelos 97 atentados no Estado, ocorrido entre 30 de janeiro e hoje. Os ataques seriam retaliação à transferência de presos e a medidas mais duras em prisões de SANTA CATARINA. Ao menos um atentado foi registrado hoje. Os ataques entram na terceira semana com um saldo de 97 ocorrências em 30 municípios catarinenses. Trinta e sete ônibus já foram queimados. Às 6:30 horas, dois homens armados invadiram ônibus de uma empresa de turismo que saía da garagem em FLORIANÓPOLIS. Mandaram o motorista descer e jogaram um coquetel molotov no veículo. O motorista, que teve a carteira e o celular roubados, conseguiu conter o fogo e apenas dois assentos e parte do teto foram queimados.  

Um brasileiro foi morto e cinco ficaram feridos durante uma briga entre presos brasileiros e bolivianos na Penitenciária Modelo VILLA BUSCH, na cidade de COBIJA, no Estado de PANDO. Segundo relato de parentes das vítimas brasileiras, na segunda-feira, dia 11, mais de cem presos bolivianos e seis brasileiros se enfrentaram armados com facas improvisadas, pedaços de pau e barras de ferro.  Durante a briga, o brasileiro ALEXANDO BECERRA MONTENEGRO, de 50 anos, foi morto. Os cinco feridos foram levados ao Hospital ROBERTO GALINDO, em COBIJA. Segundo o médico ADOLFO MITRE, eles estavam bastante machucados, alguns com múltiplas fraturas, mas nenhum corria risco de morte.

Formado pela Escola Paulista de Medicina em 1954, OSWALDO GUTTILLA escolheu o dia de seu nascimento, 18 de outubro (ele nasceu em 1925), para se casar com a pediatra IVE. A data foi festejada triplamene, já que é também quando se comemora o DIA DO MÉDICO. OSWALDO e IVE se conheceram na faculdade e tiveram dois filhos que seguiram a mesma profissão dos pais. Depois de se graduar, OSWALDO fez carreira acadêmica na instituição em que se formou e, nos anos 1960, integrou o grupo de professores que criou o curso de medicina da SANTA CASA. Paulistano, o médico atuou como obstetra, ginecologista, clínico geral e cirurgião gastroenterologista. Escolheu a saúde pública pelo compromisso que tinha em ajudar as pessoas. OSWALDO foi ainda diretor do Club Paulistano, onde ajudou a introduzir o deck tennis, espécie de tênis jogado em quadras reduzidas. Ele tinha o costume de incentivar os amigos a praticar esportes. OSWALDO lutava contra um câncer de medula e fraturara o fêmur numa queda. Morreu hoje, aos 87 anos, de insuficiência cardíaca e falência dos órgãos.  

Parte de uma estrutura próxima ao reator danificado na usina nuclear de CHERNOBYL, na UCRÂNIA, desabou, sem deixar feridos ou qualquer aumento nos níveis de radiação. A usina, que parou seus reatores em 2000, foi o local do pior desastre nuclear da história, em abril de 1986, quando um de seus reatores explodiu durante um teste de segurança, enviando uma nuvem de partículas altamente radioativas.     

Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil: Brasília - Em meio à repercussão sobre a renúncia do papa Bento XVI, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou hoje (13) a Campanha da Fraternidade 2013, com o tema juventude. A campanha deste ano é considerada preparatória para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro em julho e deveria contar com a presença de Bento XVI. O secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Steiner, disse que o afastamento de Bento XVI 'não vai atrapalhar' o evento. O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou ter esperança de que durante a jornada haja a visita do novo papa, previsto para ser eleito entre 15 e 20 de março, segundo o Vaticano. 'A jornada [da juventude] adquire um caráter especial frente à renúncia do papa e a eleição de um novo, que esperamos possa estar presente', disse Gilberto Carvalho. Segundo ele, o governo está 'fortemente engajado' nos preparativos para o encontro e providenciando a facilitação e a gratuidade dos vistos para entrada no Brasil. Até o momento, não está definido quem será o representante da Igreja Católica no evento, que reunirá jovens de todas as nacionalidades. Mais cedo, o papa Bento XVI enviou mensagem ao Brasil sobre a jornada. Até o início da Jornada Mundial da Juventude, agendada de 23 a 28 de julho, o foco da Igreja Católica no país deve ser a Campanha da Fraternidade. A CNBB organiza a campanha desde 1964, cada ano com um tema diferente. Antes da edição deste ano, a juventude já havia sido o tema da iniciativa em 1992. Segundo dom Leonardo Steiner, a campanha de 2013 discutirá questões como preconceito racial, alta taxa de homicídios entre os jovens, gravidez na adolescência e o uso de drogas. Ao fim da campanha, no domingo que antecede a Páscoa, a coleta de doações nas missas em todo o país é destinada ao Fundo Nacional de Solidariedade, administrado pela Cáritas Brasileira. De acordo com dados divulgados pela organização, a arrecadação somou, no ano passado, R$ 13,6 milhões destinados aos projetos relacionados à saúde, tema de 2012. (Edição: Carolina Pimentel) -Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil. (Agência Brasil - Todos os direitos reservados).
Em sua primeira aparição pública depois de anunciar que vai deixar o cargo no próximo dia 28, o PAPA BENTO XVI citou hoje a “hipocrisia religiosa”, afirmando eu a “divisão do clero” e “a falta de unidade” estão “desfigurando a Igreja”. BENTO XVI falou, pela manhã, durante a audiência geral no VATICANO e, à tarde, na missa de QUARTA-FEIRA DE CINZAS – a última que celebrou na BASÍLICA DE SÃO PEDRO. Na audiência, ele disse que sua renúncia – a primeira de um papa em 600 anos – foi para o “bem da Igreja”. Mais tarde, na homilia, diante de cardeais, o pontífice citou os que estariam “instrumentalizando Deus”, para a obtenção de “prestígio pessoal e poder”. Hoje, BENTO XVI deu indicações que a divisão da Igreja pesou em sua decisão. O clima na BASÍLICA DE SÃO PEDRO durante a missa não foi de festa. Ao chegar ao altar construído sobre o túmulo do apóstolo PEDRO, a monumental construção parecia diminuir ainda mais o já fragilizado papa. Mas bastou ele dar sua mensagem para que sua voz frágil mandasse um dos recados mais fortes que já ecoaram nos últimos anos nos afrescos e pilares de dimensões desproporcionais da basílica. Seu alvo foi o grupo de cardeais que provoca discórdia dentro da Igreja Católica e teria provocado uma guerra interna. “O rosto da Igreja às vezes é desfigurado”, disse o papa. “Penso em particular nos pecados contra a unidade da Igreja, nas divisões no corpo eclesial.” O pontífice afirmou que ela deve superar “individualmente e rivalidades”, especialmente no tempo da Quaresma – período de 40 dias antes da Páscoa em que os cristãos intensificam a oração, a esmola e o jejum. Durante sua homilia, o papa citou texto do apostolo PAULO no qual diz “Eis o momento favorável, o dia da salvação”, e o aplicou ao momento atual, em que há uma urgência de mudanças “que não admitem ausências ou inércias”, pois a unidade da Igreja está ameaçada. Trata-se de uma ocasião única e irrepetível para a reconciliação, disse o papa, de modo que é necessário que os cristãos retornem a Deus “com todo o coração”. Não distante dele estavam dezenas de cardeais, bispos e membros do corpo diplomático que não disfarçavam o mal-estar. Ao terminar a missa, muitos deles se recusaram a falar com a imprensa, visivelmente abatidos. O CARDEAL GIOVANNI LAJOLO, presidente emérito da Pontifícia Comissão para a Cidade-Estado do VATICANO, admitiu ao jornal O ESTADO que a mensagem de BENTO XVI foi surpreendente: “Ficamos sem palavras. Ele mostrou uma profunda intimidade com Deus”, declarou o italiano, que participará do próximo conclave.
LADY GAGA cancelou todos os shows restantes da turnê BARON THIS WAY BALL. De acordo com a empresa promotora dos shows, LIVE NATIONS, a cantora alegou razões médicas e declarou que pretende se submeter a uma cirurgia de quadril. “Ela vai precisar de cirurgia para reparar o problema, seguida por um rígido repouso para a recuperação”, dizia o comunicado da empresa. Ontem, dia 12, a artista de 26 anos já havia anunciado o cancelamento de alguns shows em decorrência de uma inflamação. A turnê da cantora, iniciada há dois anos, já passou por seis continentes. Ainda estavam previstos 20 shows nos EUA e dez no CANADÁ.  
Professor de literatura espanhola da Universidade de São Paulo desde 1968, MARIO M. GONZÁLEZ, argentino de ALTA GRACIA, CÓRDOBA, naturalizado brasileiro, morreu nesta quarta-feira, aos 75 anos. Ele era uma das maiores autoridades em literatura medieval do País e tinha projetos de pesquisa voltados a autores clássicos e também do século 20, como FEDERICO GARCÍA LORCA – tema de sua tese de doutorado transformada no livro EL CONFLICTO DRAMÁTICO EM BODAS DE SANGRE. Em 2000, fundou e foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Hispanistas. Seu último livro, LEITURAS DE LITERATURA ESPANHOLA – DA IDADE MÉDIA AO SÉCULO XVII, saiu em 2010 pela LETRAVIVA/FAPESP.

2 014    :      -     QUINTA-FEIRA
Tendo perdido a hora nesta manhã, pouco posso produzir nos meus trabalhos junto à Internet e minhas memórias. Mesmo assim fica atualizado o dia 13 de fevereiro. Parece que hoje irá chover. Nuvens estão se formando e podemos avaliar que logo mais chover.
Saio de casa por volta das 11:30 horas, após receber uma mensagem pela Internet, do ELOY, que coloco em minhas memórias:
Eloy - Empowerment



Caro Cel Ventura, repasso.
Repasso, com muita tristeza, por se tratar da verdade absoluta e por concordar com tudo o que está escrito...
Lealdade - por José Geraldo Pimentel, Cap ref EB
Sempre ando me perguntando. Ao iniciar a leitura do livro “Assassinato de Reputações – Um crime de Estado”, de Romeu Tuma Junior, escandalizei-me com as baixarias e conchavos que nutrem os bastidores da política nacional. Uma simples indicação para concorrer a um cargo de uma prefeitura municipal acarreta um mundo de compromissos e favores. O expediente me causa nojo. E lá vem a história do ex torneiro mecânico que encantou o mundo, inclusive a mim que nunca havia votado em um candidato ligado ao Partido dos Trabalhadores. Votei na presunção que votava em um homem, e votei em um bandido! Um ex agente do DOPS, - o ‘Barba’, - dedo duro que servia aos colegas de fábrica e aos patrões. Um agente duplo nos moldes do cabo Anselmo, só que provido de inteligência e astúcia. O país caiu no conto do estelionato eleitoral. Elegeu-se um governante cujo partido dito da moral e ética, logo se revelaria o partido da rapinagem. No andor da carruagem as Forças Armadas foram deixadas de lado, enfraquecidas moral e materialmente, transformando-se em um monturo de ferro velho. Acena-se com um aparelhamento, contado em prosa e verso, que não vai acontecer em menos de vinte anos, se tudo não passar de uma promessa. Ser militar, atualmente, é ser um ser perdido, um cachorrão fardado, que apanha durante as vinte e quatro horas do dia, e não aparece um oficial da ativa para alertar a nação. Estão tirando o poder de dissuasão das FFAA brasileiras. Deixam o país vulnerável, sob o olhar da cobiça das nações poderosas. A segurança do país está sendo deixada de lado. E o que assistimos? Vemos um bando de oficiais quatro estrelas carreiristas, que só se preocupam em fazer média para conseguir uma ‘boquinha’ ao passar para a reserva. A atitude desses senhores é um zero à esquerda. Confundem covardia com disciplina militar. São omissos, cordatos e bajuladores. A maioria são mercadores de medalhas, distribuindo condecorações para tudo quanto é bandido, “por relevantes serviços prestados ao país e às Forças Armadas!” como dizem sem a menor cerimônia. Sobra para os agentes do Estado que cumpriram ordens superiores e rechaçaram terroristas e guerrilheiros que ameaçavam implantar no país uma república do proletariado, nos molde de uma Cuba continental. Uma comissão dita da verdade foi colocada para funcionar com um objetivo bem definido. Punir esses militares! Resultado: Os heróis de ontem se transformaram em vítimas do presente. “- Não me importa que a comissão convoque os ‘militares do passado’ para depor”. O autor desta sentença não é outro senão o mais vil e infame dos chefes militares que já estiveram à frente do comando do Exército, o general Enzo Martins Peri. Este oficial não pegou o jeito de chefe militar. É um arremedo de chefe militar, inseguro, incapaz de se opor às idiossincrasias de uma ministra chefe da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Uma vagabunda, nas palavras do deputado federal Jair Bolsonaro. Esse arremedo de ministra dos direitos humanos tem nome e marca. Nome: Maria do Rosário Nunes. Marca: uma placa descerrada na Academia Militar das Agulhas Negras, obrigando a instituição de ensino a aceitar a pecha de que tortura os cadetes durante as instruções. Na idéia dessa ordinária, cujo reinado durou o tempo de querer afrontar o capitão deputado federal Jair Bolsonaro. Partiu para cima disposta a dar um tapa no rosto, mas foi escorada na ponta de um dedo em riste apontado para o seu peito. Recuou e voltou à carga. Mais uma vez foi repelida. “Vagabunda!” gritou o parlamentar, quase traspassando o seu peito com o dedo ainda mais ameaçador. Desconstruído o mito de barro, a periguete fugiu aos gritos. “Não acredito! Não acredito!” Espera-se que desta vez ela tenha aprendido a lição, e desgrude do lombo do general Enzo Martins Peri. O valente só é macho, - no caso machona!, - até o dia que encontra um outro mais forte. Essa senhora tem um repertório de ofensas à instituição militar. Na sua idéia os futuros oficiais devem ser formados em salas de balé, e não em duros exercícios que levam os soldados à vitória. Esse o imbróglio que levou ao descerramento da placa na AMAN. Ousada, mais uma vez bateu de frente com o Exército e a Policia Militar de São Paulo (ROTA), obrigando-os a retirarem de seus sites as referências a atuação contra o governo João Goulart. E não fica por aí. Cem instrutores de academias militares e escolas de formação de sargentos assistiram palestras de elementos estrangeiros ligados a direitos humanos, doutrinando-os a modificarem a forma de ensino, visando o mesmo objetivo. Enfraquecer a formação do militar para que seja mais facilmente induzido a se prestar a um novo conceito de instituição militar. Servir aos donos do poder, e não à nação. Nessa guerra de desmoralização das FFAA brasileiras, sobrou para os agentes do Estado. Militares das FFAA e policiais civis e militares que foram empenhados na luta armada, combatendo terroristas e guerrilheiros formados em países comunistas, que atuavam nos centros urbanos e no interior do país, querendo implantar uma república do proletariado no Brasil. Eles estão com os dias contados. Logo se encerrarão os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, - ‘comissão da calúnia’, como chamou o ilustre general Santa Rosa, - e o Congresso Nacional será levado a rever a Lei da Anistia. O comandante do Exército não sairá na defesa dos agentes do Estado. Ele não honra as ordens de seus antecessores. A comissão da calúnia fugiu da letra da lei que a criou e alterou o prazo das investigações, centrando os trabalhos em cima dos agentes do Estado, enquanto deixa de lado os crimes praticados pelos comparsas terroristas e guerrilheiros, autores de assaltos a bancos e unidades militares, sequestros de embaixadores, assassinatos de pessoas inocentes, atos terroristas em porta de quartel e saguão de aeroporto civil. Pela parcialidade na condução dos trabalhos perdeu o respeito e a autoridade para funcionar. Reação dos militares da ativa? Nenhuma. “O Exército não vai fazer nada”, declarara o lambe bota do ex comandante do Exército, general Francisco Roberto de Albuquerque, abrindo as portas para a enxurrada de pressões contra os agentes do Estado. Esse é um oficial padrão no quadro de militares borra bosta que estão permitindo que desmoralizem as FFAA brasileiras. O comandante do Exército, General Enzo Martins Peri, não é o homem talhado para o cargo que lhe foi confiado. Eu tenho os meus medos, mas me controlo. Essa coisa ruim borra-se nas calças diante de qualquer figura que esteja travestida de autoridade, como se o comandante do Exército fosse um cargo irrelevante. É um pau mandado. Não tem iniciativa. Só age mediante ordens do ministro da Defesa. Mas quando é para punir um subalterno hierárquico, cresce como um Sansão. Ele tem seguidores. Muitos oficiais declaram abertamente que as FFAA não devem se imiscuir com os problemas da política nacional. Quanto mais esculhambado estiver o país melhor. Os civis que consertem o estrago. E mantém um silêncio obsequioso! Odeio os covardes. Que ele e seus seguidores ardam nas chamas das profundezas do inferno! Precisamos de um oficial quatro estrelas com ‘aquilo roxo’, macho como o capitão da reserva e deputado federal Jair Bolsonaro, para restaurar a dignidade das FFAA. Um homem de atitude não permitiria que se impusessem ao Exército tantas ofensas e indignidades. A salvação das FFAA e da nação depende do surgimento desse salvador da pátria. Espero não ver os meus colegas de farda, agentes do Estado, morrer como uns vermes jogados no fundo de uma cela, como aconteceu recentemente com o general argentino Jorge Rafael Videla. Os agentes do Estado só têm uma saída para se livrarem do julgamento a que serão submetidos em breve. Mostrem a estes pseudos justiceiros que vocês continuam vivos. Vão à luta! Se tiverem que morrer, que seja empunhando uma arma; e não escrevendo um artigo de despedida, querendo passar por vítimas, ou fazendo um vídeo que ninguém terá disposição para ver. Um soldado morre lutando; nunca se entregando! (Rio de Janeiro, 9 de fevereiro de 2014).

Está marcada para a tarde desta quinta-feira a entrega das Medalhas PEDRO DE TOLEDO e MMDC durante o aniversário do 12º BPMM
POST/GRAD
NOME
 MEDALHAS 
Cel PM
EDVALDO SERTÓRIO DO AMARAL
PEDRO DE TOLEDO
Ten Cel PM
DENILSON STORAI DE BARROS
MMDC
Maj PM
SÉRGIO WATANABE 
PEDRO DE TOLEDO
Maj PM
RICARDO SPINA
MMDC
Maj PM
ELIEZER KLINGER SOARES FERNANDES
PEDRO DE TOLEDO
Cap PM
ROBSON CABANAS DUQUE
MMDC
Cap PM
ALEXANDRE HENRIQUES DA COSTA
PEDRO DE TOLEDO
1º Ten PM
LUCIANO EUGÊNIO RABELLO
MMDC
1º Ten PM
CARLOS EDUARDO HIROFUMI UTIYAMA PAPA
PEDRO DE TOLEDO
1º Ten PM
CATHERINE BERALDO CREMA
MMDC
1º Ten PM
CARLOS EDUARDO AYRÃO MARIANO
PEDRO DE TOLEDO
1º Ten PM
RODRIGO DE CASTRO MOREIRA 
MMDC
1º Ten PM
LUCAS RIBEIRO DE PAULA
MMDC
2º Ten PM
NILSON  CARDOSO DE SOUZA
PEDRO DE TOLEDO
2º Ten PM
PAULO ANTONIO DAMACENO
PEDRO DE TOLEDO
2º Ten PM
EDUARDO DA SILVA RONDAM
PEDRO DE TOLEDO
SubTen PM
CLOVIS MASCHIO
PEDRO DE TOLEDO
1º Sgt PM
MARCELO FERRAZ SILVA
MMDC
1º Sgt PM
CARLOS ALBERTO MODESTO
MMDC
3º Sgt PM
ANDREA SELAÍDE FERRÃO
MMDC
3º Sgt PM
FORTUNATO EDUARDO ALVES VELHO
PEDRO DE TOLEDO
Cb PM
PAULO CANDIDO DA SILVA 
MMDC




At.te
Cap PM Samuel~
Uma viatura vem nos buscar por volta das 14:30 horas. Como a MARINEI também irá ser homenageada nesta tarde, a Sociedade fecha as portas. MARINEI está na companhia de seu filho LUCAS. Ela se desloca em seu carro para a Rua RAFAEL IÓRIO, 160, onde fica localizado o CPA/M-2 e o 12º BPMM, que hoje está completando 37 anos de existência. No carro que o batalhão nos manda viaja o Presidente da Sociedade e o Comandante do Exército Constitucionalista, WILLIAM MASCARENHAS. Vamos chegar cedo no CPA/M-2, onde cumprimentamos o Comandante do CPA, CORONEL PM EDVALDO SERTÓRIO DO AMARAL. Mais tarde chegam outros coronéis: NIVALDO CÉSAR RESTIVO, Comandante do CPA/M-1º; MARCO ANTÔNIO SEVERO SILVA, Assessor Militar da Assembléia Legislativa; HELSON LÉVER CAMILLI,
No começo da solenidade são entregues as Medalhas PEDRO DE TOLEDO e MMDC. Depois as autoridades selecionadas para recebimento da Medalha do Cinquentenário do 12º BPMM se posicionam para a homenagem. Da Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebem essa medalha: CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, MARINEI CHALUB, ANTONIO CARLOS ARISTIDES e WILLIAM MASCARENHAS.
Militares da Ativa
01. Cel PM 790.499-1 Leonardo Torres Ribeiro, Comandante do Policiamento da Capital;
02. Cel PM 810.344-5 Glauco Silva de Carvalho, Diretor do Departamento de Policia Comunitária e Direitos Humanos;
03. Cel PM 810.370-4 Ricardo Gambaroni, Comandante de Grupamento de Radipatrulhamento Aéreo
04. Cel PM 822.256-8 Nivaldo Cesar Restivo, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano-10;
05. Cel PM 822.263-A Reynaldo Simões Rossi, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano-1;
06. Ten Cel PM 851.947-1 Aderson Guimarães Pereira, 46º BPM/M;
07. Maj PM 841.684-2 Alexandre Laterza, 2º BPM/M-08. ;
09. Cap PM 880.946-0 Alexandre Luiz Alves, EEF;
10. Cap PM 901.263-8 Emerson Massera Ribeiro, CcomSoc;
11. Cap PM 913.820-0 Paulo Henrique Beltrami, 17º BPM/I;
12. 1º Ten PM 863.715-6 Celso Arantes Lucas, 12º BPM/M;
13. 1º Ten PM 972.362-5 Evaldo Antonio Soares Filho, 12º BPM/M;
14. 1º Ten PM 127.625-5 Arthur Tavolieri Milito Pagilara, CPA/M-2;
15. 1º Sgt EB 0131841546 Tarcísio Cândido de Aguiar, Exército Brasileiro;
16. 2º Sgt PM 892.076-1 Marcelo Martinez, CMil;
17. Sd PM 894.393-1 Marcos Perez de Oliveira, 12º BPM/M;
18. Sd PM 923.530-5 Emerson Alves de Sena, 3º BPM/M;
19. Sd PM 930.511-4 Jair Araújo Silva, APMPMSP;
20. Sd PM 970.471-0 Edson Oliveira Menezes, 12º BPM/M.

Militares da Reserva, Personalidades Civis, Entidades ou Instituições
01. General de Brigada Manoel Morata Almeida – Ex-Presidente do Círculo Militar de São Paulo;
02. Cel PM Antônio Carlos Mendes – Vice Presidente Sociedade Veteranos de 32 MMDC;
03. Antônio Carlos Aristides - Sociedade Veteranos de 32 MMDC (Assessor);
04. Arles Gonçalves Junior, Advogado Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-SP;
05. AssoHonda – Associação dos Distribuidores HONDA do Brasil;
06. Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin;
07. Carlos Eiti Tateno – Sócio-proprietário da Auto Peças;
08. Nelson Sabahico Tanaka – Sócio-proprietário da Auto Peças;
09. Superior de Propaganda e Marketing;
10. Felipe Sartori Sigollo – Secretário Técnico e Executivo do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado;
11. Hiroshi Shimuta – Sócio-proprietário da Nikon Materiais de Cosntrução;
12. Júlio César Campos Ferreira – Executivo Público do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado;
13. Marinei Ângelo Chalub Oliveira– Sociedade Veteranos de 32 MMDC (Secretária Executiva);
14. Massahaki Shimada – Assistente Técnico do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado;
15. Luiz Fernando Macarrão – Sub Prefeitura da Vila Mariana;
16. Quintino Simões Pinto – Engenheiro da Subprefeitura da Vila Mariana;
17. Roberto Pupo Nogueira Filho – Sócio-proprietário da empresa AUTO RISCO;
18. Ronei Pupo Nogueira – Sócio-proprietário da empresa AUTO RISCO;
19. Roni Cabanas Duque – Silksote Sign Comunicação Visual;
20. William Mascarenhas Worth – Comandante Simbólico do Exército Constituicionalista de 32;
 O Comandante do 12º BPMM, faz uso da palavra para explicar a produção e a  atuação de sua Unidade e o coronel mais antigo presente, MARCO ANTONIO SEVERO SILVA encerra o discurso das autoridades. E enquanto isso se procede no Salão de Festas do CPA/M-2 cai violenta chuva lá fora. E essa chuva é bem vinda. Já estávamos saturados de tanto calor. Participamos de um coquetel e MARINEI e o LUCAS vão me dar uma “carona” no retorno a GUARULHOS. O trânsito está terrível na 23 de Maio e na Marginal TIETÊ.
Em casa, no facebook, o ARISTIDES postou 90 imagens da solenidade desta tarde. O WILLIAM MASCARENHAS também colocou algumas e nossos amigos internautas já sabem da nossa participação em mais uma solenidade de repercussão favorável para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

O rompimento de um cabo de energia deixou, hoje, os usuários da LINHA 5 – LILÁS a pé e provocou outra noite de caos para quem precisou usar o metrô. A falha no fornecimento de energia aconteceu por volta das 18:40 horas entre as estações CAMPO LIMPO e GIOVANNI GRONCHI e interrompeu completamente a circulação dos trens. Os passageiros, então, foram obrigados a descer das composições e andar pelos trilhos. Todo o trecho entre as estações CAPÃO REDONDO e ADOLFO PINHEIRO foi interrompido porque “muitos usuários” desceram na via após o acionamento dos botões de emergência.

O taxista ANTÔNIO EGÍDIO DA SILVA, de 81 anos, viveu cerca de três horas de terror, ao ser trancado no porta-malas de seu carro durante um seqüestro relâmpago, por volta das 20 horas de ontem, na Rua IRARÁ, na CIDADE A. E. CARVALHO, na zona leste. Os criminosos roubaram 180 reais, um celular e a carteira da vítima.

Preso por acender o rojão que matou o cinegrafista da Rede Bandeirantes SANTIAGO ANDRADE, o jovem CAIO SILVA DE SOUZA, de 22 anos, reafirmou em depoimento à Polícia Civil do RIO que partidos políticos pagam para manifestantes participarem de protestos. O “bolsa vândalo” seria de 150 reais por protesto. O advogado de CAIO confirma que ele recebia esse valor e era orientado a promover quebra-quebra e atacar a polícia.
Pela primeira vez, CAIO citou nomes de dois partidos: o PSOL e o PSTU. As duas legendas negam qualquer participação no aliciamento dos manifestantes. “Os partidos que levam bandeira são os mesmos que pagam os manifestantes”, acusou CAIO. Ele informa já ter visto “bandeiras do PSOL, PSTU”. O acusado também citou a FIP (FRENTE INDEPENDENTE POPULAR) como um dos grupos que organizam as participações nos protestos. No site da FRENTE, ela informa que seu objetivo é unificar os movimentos. Ao jornal “O GLOBO”, o presidente do PSOL, LUIZ ARAUJO, ironizou a declaração de CAIO. “O fato de militantes de partidos de esquerda levarem bandeiras para as ruas não significa que estes partidos estejam envolvidos. Seria o mesmo que achar que bandido coloca placa no local do crime”. O PSTU, em nota, informou que, “se eles receberam dinheiro para agir como provocadores, exigimos que se diga quem os financiou”.
Em outro trecho do depoimento, CAIO voltou ao tema e afirmou: “Eles falam que, se tiver dificuldade financeira para voltar na próxima (manifestação), pode pegar com eles o dinheiro da passagem, bem como aparecem com lanches e quentinhas”. Ao dizer que “nem sempre participou do BLACK BLOC, CAIO acusou a ativista ELISA QUADROS PINTO SANZI, 28 anos, a SININHO, de “manipular a forma como a manifestação vai acontecer”. SININHO ofereceu ajuda jurídica ao tatuador FÁBIO RAPOSO, que está preso acusado de ter entregue o artefato explosivo para CAIO.
Na PRAIA DE COPACABANA, na zona sul, o movimento RIO DA PAZ estendeu uma cruz preta de 15 metros para homenagear o cinegrafista. Uma câmera com flores, uma faixa com a foto dele e uma mensagem também compunham o cenário.

Na primeira votação de um processo de perda de mandato pelo voto aberto, o plenário da Câmara dos Deputados cassou, por 467 votos favoráveis e uma abstenção, o mandato do deputado NATAN DONADON. A votação aconteceu ontem à noite e foi considerada um marco na Casa, já que antes as sessões para cassar parlamentares tinham voto secreto. Em agosto, DONADON conseguiu escapar da perda do mandato devido à votação secreta. DONADON cumpre pena na Penitenciária da PAPUDA, em BRASÍLIA. Ele foi condenado pelo STF a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e pelo desvio de 8 milhões de reais da Assembléia Legislativa de RONDÔNIA. Ele compareceu à sessão, mas quem o defendeu foi seu advogado, MICHEL SALIBA. DONADON chegou à Casa usando moletom e calça jeans claros e colocou um terno antes de entrar no plenário. Aos jornalistas, reafirmou a inocência e se disse injustiçado. O único deputado presente que não votou pela cassação, mas optou pela abstenção, foi ASDRUBAL BENTES. Ele disse que não se sentiu apto a julgar DONADON por também ter sido condenado pelo SFT. BENTES responde a processo por proporcionar cirurgias de esterilização a mulheres em desacordo com a Lei do Planejamento Familiar.

Um dia depois de um confronto com a polícia em frente ao Palácio do Planalto, militantes do MST se reuniram hoje com a presidente DILMA ROUSSEFF em BRASÍLIA. DILMA recebeu um grupo de cerca de 30 pessoas, que entregou a ela uma carta de reivindicações. Os representantes do MST e do governo federal saíram do encontro com a presidente apresentando dados divergentes sobre o número de assentados no país. Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, PEPE VARGAS, no ano passado foram assentadas 30 mil famílias. O comando do MST diz que foram apenas 7,5 mil famílias.       


2 015    :    -    SEXTA-FEIRA
O TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO tem a honra de convidar Vossa Excelência para a solenidade comemorativa do 78º aniversário da Corte, na qual haverá a outorga do Colar e da Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar Paulista, a realizar-se às 11:00 horas do dia 13 de fevereiro de 2015, na Rua Dr. Vila Nova nº 285, São Paulo/SP.

COLAR DO MÉRITO JUDICIÁRIO MILITAR
JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI - Ministro do Superior Tribunal Federal e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral;
PAULO DIAS DE MOURA RIBEIRO - Ministro do Superior Tribunal de Justiça;
FÁBIO PRIETO DE SOUZA - Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região;
EDGARD CAMARGO RODRIGUES - Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo;
EROS PICELI - Vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
FLÁVIO ALLEGRETTI DE CAMPOS COOPER - Ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região;
HENRIQUE NELSON CALANDRA - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
SÓCRATES EDGARD DOS ANJOS - Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais;
MARCOS DA COSTA - Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo;
PAULO LÉBEIS BOMFIM - Décano da Academia Paulista de Letras;
ANDRÉ RAMOS TAVARES - Jurista e Professor Universitário;
SAMUEL MOREIRA DA SILVA JÚNIOR - Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo;
OLYMPIO PEREIRA DA SILVA JÚNIOR - Ministro do Superior Tribunal Militar;
ANTÔNIO CARLOS MATHIAS COLTRO - Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo;
ELIVAL DA SILVA RAMOS - Procurador Geral do Estado de São Paulo;
MARIA DORALICE NOVAES - Ex-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região;
ALCEU PENTEADO NAVARRO - Ex-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo;
ARMANDO SÉRGIO PRADO DE TOLEDO - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
NELSON GONZAGA DE OLIVEIRA - Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de São Paulo;
SÉRGIO ROSENTHAL - Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo;
MANUEL ALCEU AFFONSO FERREIRA - Advogado;
ÉDSON ANTÔNIO MIRANDA - Presidente do Capítulo São Paulo da Federação Interamericana de Advogados.

MEDALHA DO MÉRITO JUDICIÁRIO MILITAR

JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS - General de Exército Comandante Militar do Sudeste;
DÉBORAH CIOCCI - Conselheira do Conselho Nacional de Justiça;
MARCELO KANITZ DAMASCENO - Major-Brigadeiro-do-Ar Comandante do IV COMAR;
ARTUR MARQUES DA SILVA FILHO - Presidente da Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo;
RICARDO MAIR ANAFE - Presidente da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo;
MÁRIO DEVIENNE FERRAZ - Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo;
MARIA CRISTINA ZUCCHI - Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
MARCO ANTÔNIO MARQUES DA SILVA - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
JAYME MARTINS DE OLIVEIRA NETO - Presidente da Associação Paulista de Magistrados;
EDMUNDO FRANCA DE OLIVEIRA - Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União;
CLÊNIO JAIR SCHULZE - Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região;
MÁRCIO ANTÔNIO BOSCARO - Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
JORGE CÉSAR ASSIS - Promotor de Justiça Militar da União;
FRANCIANE FÁTIMA MARQUES - Presidente da Associação Paulista dos Defensores Públicos;
IVAN GOMES BONIFÁCIO - Secretário de Desenvolvimento Institucional do Conselho da Justiça Federal;
HAMILTON ELLIOT ACKEL - Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo;
LISEO ZAMPRÔNIO - Vice-Almirante Comandante-em-Chefe da Esquadra da Marinha do Brasil;
WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO - Vice-Almirante Comandante do 8º Distrito Naval;
GERALDO FRANCISCO PINHEIRO FRANCO - Presidente da Seção de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo;
SÉRGIO JACINTHO GUERRIERI REZENDE - Desembargador Decano do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
ROQUE ANTÔNIO MESQUITA DE OLIVEIRA - Ex-Presidente da Associação Paulista de Magistrados;
ZÉLIA MARIA ANTUNES ALVES - Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
WALDIR SEBASTIÃO DE NUEVO CAMPOS JÚNIOR - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
JOSÉ CARLOS COUTO DE CARVALHO - Subprocurador Geral da Justiça Militar da União;
JOSÉ ROGÉRIO CRUZ E TUCCI - Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo;
CARLOS VIEIRA VON ADAMEK - Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
FERNANDO FIGUEIREDO BARTOLETTI - Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
MÁRIO FONSECA VENTURA - Coronel PM Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC;
MARCELO KNOPFELMACHER - Presidente do Movimento de Defesa da Advocacia;
JOÃO CARLOS DIAS - Diretor do Jornal Semanário da Zona Norte. 

 MARINEI chega pontualmente, conforme combinamos, às 8 horas. Apesar do trânsito um tanto quanto complicado na VIA DUTRA, vamos chegar ao Tribunal de Justiça Militar bem antes do horário de início da solenidade. Isso permite que o CABO PM WANDER CHALOUB, esposo da MARINEI, mantenha um contato conosco, inclusive tomando um café bem próximo ao TJM.
Somos uns dos primeiros a chegar. Apenas ganha de nós o JOÃO CARLOS DIAS, diretor do SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, e sua equipe. Também já se encontra presente o CORONEL PM KENJI KONISHI e o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, ALCEU PENTEADO NAVARRO. Com o decorrer da hora, os homenageados vão chegando e o espaço vai ficando cada vez mais pequeno. Cumprimentamos o Presidente do TJM, Juiz PAULO ADIB CASSEB e os demais juízes: CORONÉIS PM CLÓVIS SANTINON, AVIVALDI NOGUEIRA, FERNANDO PEREIRA, ORLANDO EDUARDO GIRALDI e PAULO ANTÔNIO PRAZAK. O Comandante Geral, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI e CORONÉIS PM DIMÍTRIOS FYSKATORIS, AUDI ANASTÁCIO FÉLIX, FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA, WASHINGTON LUIZ GONÇALVES PESTANA, IEROS ARADZENKA, REYNALDO SIMÕES ROSSI, ROGÉRIO BERNARDES DUARTE se fazem presentes ao ato.
Às 11 horas, somos conduzidos para o salão nobre do TJM, onde acontece a solenidade comemorativa do 78º Aniversário da Corte e a entrega do COLAR  e da MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO MILITAR PAULISTA.

PODER JUDICIÁRIO
JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, de acordo com a indicação do Conselho de Honraria e decisão unânime do Tribunal Pleno, confere ao Coronel PM
MARIO FONSECA VENTURA
a
Medalha do Mérito Judiciário Militar Paulista

São Paulo, 13 de fevereiro de 2015

                                                                                                   Paulo Adib Casseb
                                                                                                           Presidente
Sinto que não mereço a condecoração, mas sim a Sociedade Veteranos de 33-MMDC. Por ser o atual presidente da Instituição, estou sendo condecorado hoje. Por isso, dedico a honraria a toda a diretoria do MMDC.
No final da entrega das honrarias, fazem uso da palavra o presidente do TJM, Juiz PAULO ADIB CASSEB; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, doutor MARCOS DA COSTA; o Presidente da ALESP, CHICO SARDELLI; o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador PAULO RENATO NALINI; o Ministro do Superior Tribunal Federal e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI. Notamos também a presença do Ministro das Cidades, GILBERTO KASSAB.
Podemos contactar com várias autoridades, principalmente após a realização da solenidade, num ambiente descontraído, onde é servido um coquetel. Mas as horas passam muito depressa e sei que a MARINEI pretende viajar ainda hoje para o litoral. Retornamos para GUARULHOS e o trânsito na MARGINAL TIETÊ e na VIA DUTRA está demonstrando o congestionamento dos veículos que já estão deixando a cidade de São Paulo para o laser do feriado de cinco dias.  
Ministro José Antônio Dias Toffoli, Paulo Casseb, presidente do T
Ministro José Antônio Dias Toffoli, Paulo Casseb, presidente do TJMSP, e Zacarias Pagnanelli. (FOTO: TJMSP)
JMSP, e Zacarias Pagnanelli. (FOTO: TJMSP)
O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, responsável por processar e julgar os crimes cometidos por policiais militares, realizou na manhã desta sexta-feira (13) a solenidade comemorativa ao 78º aniversário da Corte. Durante a cerimônia foram entregues os Colares e as Medalhas do Mérito Judicial Militar. O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, José Antônio Dias Toffoli; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Dias de Moura Ribeiro; o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Fábio Prieto; o presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça Deborah Ciocci; o Corregedor-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Hamilton Elliot Ackel; o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, José Rogério Cruz e Tucci; e o presidente do Movimento de Defesa da Advocacia, Marcelo Knopfelmacher foram alguns dos agraciados. O diretor executivo nacional de relações institucionais, Zacarias Pagnanelli esteve presente representando o presidente da Rede Record, Luiz Cláudio Costa.
O Defensor Público-Geral de SP, Rafael Valle Vernaschi, esteve presente na solenidade comemorativa do 78º aniversário do Tribunal de Justiça Militar do Estado (TJM), realizada na manhã desta sexta-feira (13/2). Na ocasião, o Tribunal outorgou a Medalha do Mérito Judiciário Militar Paulista à Defensora Pública Franciane de Fátima Marques, Presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep), entre outros homenageados. Também estiveram presentes o Ministro do Supremo Tribunal Federal José Antônio Dias Toffoli; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Dias de Moura Ribeiro; o Presidente do TJM, Paulo Adib Casseb; o Presidente do Tribunal de Justiça de SP, José Renato Nalini; o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o Presidente da Alesp, Chico Sardelli, além de outros Desembargadores, Advogados e Juristas.

Por Patrícia Campos de Sousa, com informações e fotos de
Ricardo Nonato Ramos, da Assessoria de Imprensa do TJMSP
O desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, ex-presidente do TRT-15 (biênio 2012-2014), foi agraciado nesta sexta-feira (13/2) com o Colar da Ordem do Mérito Judiciário Militar Paulista. A homenagem foi prestada durante solenidade comemorativa do 78º aniversário do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, realizada em sua sede, na capital paulista. O atual presidente do Regional Trabalhista, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, e seu colega Fernando da Silva Borges prestigiaram o evento, que contou com a presença de dirigentes de vários tribunais e de diversas autoridades civis e militares.
Entre as personalidades homenageadas pelo TJMSP, pela contribuição prestada ao trabalho desenvolvido pelo Tribunal, incluem-se o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, José Antônio Dias Toffoli, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Dias de Moura Ribeiro, o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Fábio Prieto de Souza, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Edgard Camargo Rodrigues, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, Sócrates Edgard dos Anjos, o comandante do Comando Militar do Sudeste, general João Camilo Pires de Campos, o comandante-em-chefe da Esquadra da Marinha do Brasil, vice-almirante Liseo Zampronio, o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho, o presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Samuel Moreira da Silva Júnior.
Ao abrir a cerimônia, o presidente do TJMSP, Paulo Adib Casseb, agradeceu a presença de todos e o trabalho desenvolvido pelos servidores do Tribunal. "A Justiça Militar tem feito de tudo para atender os anseios da sociedade e cumprir seu papel no Judiciário, que é de celeridade e modernidade, com ações cada vez mais atentas às exigências do momento atual."

Foto: Divulgação SDC/SC.
O Secretário-Adjunto de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli foi condecorado com a "Medalha da Defesa Civil" do Estado de São Paulo. A homenagem ocorrida no dia 09 de fevereiro, em São Paulo, foi considerada o reconhecimento pelos trabalhos prestados por Moratelli, enquanto exerceu o cargo de Secretário de Estado a frente da Defesa Civil Catarinense entre abril de 2014 e fevereiro de 2015.
Moratelli foi um dos líderes que se empenhou durante para que as regras de avaliação feita pelo Governo Federal, de danos causados por eventos adversos fossem mais céleres, partindo dos Estados a iniciativa primária. "Auxiliamos na troca de experiências, captação de recursos e projetos inovadores," disse Moratelli.
A "Medalha da Defesa Civil", de São Paulo é proporcionada aos homenageados desde 1987. Este ano é alusiva aos 39 anos de atividades da Instituição.

O casamento entre VAGNER LOVE e CORINTHIANS teve um início promissor. Em sua apresentação, hoje, o atacante esbanjou alegria e fez promessas, como todo apaixonado. No treino, minutos depois, anotou três gols e confirmou estar pronto, conforme havia declarado.
Por ele, a estreia será logo no jogo de amanhã contra o BOTAFOGO, de RIBEIRÃO PRETO, às 17 horas, no ITAQUERÃO. Mas a decisão de colocá-lo caberá a TITE, que, por enquanto, o deixará no banco. Sem ter GUERRERO nos próximos dois jogos da COPA LIBERTADORES, após punição da CONMEBOL, o treinador poderá dar a chance ao novo reforço. LOVE já falou até sobre o posicionamento em que pretende atuar.

Com a vaga assegurada na fase de grupos da COPA LIBERTADORES, após o empate em 1 a 1, contra o ONCE CALDAS, na COLÔMBIA, o CORINTHIANS viveu momentos de tensão. O avião da delegação alvinegra passou por uma forte turbulência na volta para SÃO PAULO. Os jogadores desembarcaram por volta da uma hora da manhã da madrugada de ontem. E eles não esconderam o susto que passaram.
"O avião estolou (perdeu sustentação) demais, depois de mais ou menos uma hora e meia de voo. Ainda havia mais cinco até o BRASIL. Eu estava na frente, com o TITE. Vivemos um momento de pânico, claro", explicou o preparador físico FÁBIO MAHSEREDJIAN ao jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO.
Um dos integrantes da delegação que mais se assustaram foi o zagueiro GIL. "Fiquei com medo mesmo, a sensação é de que você realmente não vai sair dessa. Até para nós, que estamos acostumados a voar, foi difícil", declarou o defensor, durante o desembarque.  

Uma árvore caiu e atingiu o carro do vereador ANDREA MATARAZZO, nesta tarde, no centro da capital. Em sua página no Facebook, o parlamentar contou que estava almoçando em um restaurante na região do LARGO DO AROUCHE quando o acidente aconteceu. "Por sorte ninguém se machucou. Parece que há dois anos estão pedindo a retirada da árvore. Normalmente, a desculpa da Prefeitura é que os temporais são muito fortes e por isso as árvores estão caindo. Mas desta vez não estava chovendo nem ventando. A árvore  caiu porque estava com cupim na raiz", escreveu MATARAZZO. Nesta semana, por coincidência, a Câmara aprovou um projeto do vereador que prevê a desburocratização da poda e manutenção de árvores na cidade. "Vamos esperar que o prefeito não vete novamente o projeto", completou. O carro pertence â Câmara Municipal e teve a lateral danificada.

A rivalidade entre pichadores causou a morte de dois homens nesta madrugada, no centro da capital. No ataque feito em frente à GALERIA OLIDO, na Avenida SÃO JOÃO com a Rua DOM JOSÉ DE BARROS, as vítimas foram baleadas. O autor dos disparos foi preso em flagrante. A suspeita é a de que a confusão começou por volta de 1:30 hora porque DAVI DE OLIVEIRA FERRAZ, de 31 anos, e VALTER KUZZO JÚNIOR, 29, teriam feito uma pichação em cima de uma ilustração de THIAGO SIMÕES LIMA, 30, o autor dos disparos. Para pichadores, tal ação é vista como desrespeitosa.

Um homem foi preso em flagrante, por roubo de carro, quando tentava escapar da Polícia Militar pelos trilhos do Metrô. A perseguição inusitada ocorreu ontem à noite na zona leste da capital. LUCAS HENRIQUE FRANÇA BORGES, de 24 anos, e um comparsa, que conseguiu fugir, roubaram dois carros - um COROLLA preto e um SIENA bege - na Rua JORDÂNIA, na VILA MATILDE. Em um bloqueio da PM feito na Rua ASTORGA, os dois furaram a blitz e fugiram pelo sentido centro da via. A dupla foi seguida pelos policiais. BORGES, que dirigia o SIENA, parou o carro em frente à Estação VILA GUILHERMINA, da Linha 3 - VERMELHA do Metrô e correu em direção aos trilhos. Os policiais o perseguiram a pé e, no meio do caminho, o assaltante deixou cair no chão uma pistola 380. Correndo no sentido CORINTHIANS - ITAQUERA da linha, o suspeito foi impedido de prosseguir na estação seguinte, na PARADA PATRIARCA. Lá, ele ainda orientou os policiais que o perseguiram a encontrar a pistola deixada nos trilhos.

O ex-diretor de Abastecimento da PETROBRÁS, PAULO ROBERTO COSTA, afirmou hoje em depoimento ao juiz SÉRGIO MORO, da 13ª Vara Federal do PARANÁ, que todos os seus contatos com o lobista FERNANDO SOARES, o FERNANDO BAIANO, foram para tratar de pagamentos de propina. Segundo ele, nunca houve discussão técnica sobre contratos, sobre questões de engenharia ou similares, que justificassem a atuação de BAIANO como consultor. Em depoimento na 7ª Fase da OPERAÇÃO LAVA JATO, sobre as irregularidades na área internacional de PETROBRÁS durante a gestão de NESTOR CERVERÓ, COSTA disse que foi apresentado a BAIANO por CERVERÓ dentro da sede da PETROBRÁS. Ele afirmou que a maior parte dos valores que recebeu do lobista, a título de propina, foi paga no exterior. A quantia chegava a quatro milhões de dólares, dos quais pelo menos três milhões foram efetivamente recebidos - 1,5 milhão do total correspondeu à propina paga pela comprar da refinaria de PASADENA, no TEXAS, conduzida pela área de NESTOR CERVERÓ, e o restante por obras da empreiteira ANDRADE GUTIERREZ.
Para facilitar o pagamento, COSTA disse que viajou com BAIANO para LIECHTENSTEIN, na EUROPA, e foram ao VILARTES BANK. Na agência bancária, BAIANO o apresentou a representantes da instituição que o ajudaram a abrir uma conta para receber as propinas.
Perguntado pelo juiz SÉRGIO MORO se era o único diretor a receber propina, afirmou que não e voltou a citar RENATO DUQUE. A defesa de NESTOR CERVERÓ protestou, afirmando que a pergunta não se limitava ao conteúdo do processo, que trata sobre o pagamento de propina para CERVERÓ e FERNANDO SOARES na aquisição de navios-sonda para a PETROBRÁS.
Também hoje, MORO autorizou tratamento psicológico para CERVERÓ, na Superintendência da Polícia Federal em CURITIBA, onde ele está preso. O juiz atendeu a um pedido da defesa de CERVERÓ, segundo a qual o ex-executivo usa medicamentos anti-depressivos e faz tratamento psicoterápico há alguns anos.

Pelo menos 19 pessoas morreram hoje em um ataque a tiros e bomba a uma mesquita xiita na cidade paquistanesa de PESHAWAR. Grupos radicais islâmicos sunitas costumam atacar mesquitas frequentadas por membros da minoria xiita, a quem consideram infiéis. Segundo a polícia, homens armados invadiram a mesquita, onde havia pessoas participando das orações de sexta-feira, e abriram fogo. O Taleban paquistanês, que combate o governo, reivindicou a autoria do ataque.

Militantes do grupo extremista BOKO HARAM, baseado na NIGÉRIA, ampliaram a sua área de ação hoje com um ataque mortal a uma aldeia no CHADE, na primeira ofensiva conhecida contra o país. A investida ocorre após o CHADE unir-se à NIGÉRIA, CAMARÕES e NIGER em uma colizão militar para combater o grupo. Um líder comunitário morreu no ataque, além de um soldado e dois extremistas. Durante a madrugada, o grupo cruzou o LAGO CHADE em três lanchas e invadiu a aldeia.

O presidente da VENEZUELA, NICOLÁS MADURO, informou hoje que cinco oficiais da FORÇA AÉREA foram detidos pelas autoridades por suspeita de envolvimento em plano para um golpe de Estado, com o apoio de vários opositores. "Desmantelamos um atentado golpista contra a democracia, conta a estabilidade da nossa pátria. Trata-se de nova tentativa de usar um grupo de oficiais da FORÇA AÉREA para provocar ato violento, um atentado, um ataque", disse. Em declarações ao canal estatal, MADURO disse que os cinco oficiais detidos tinham instruções para gravar vídeo de um "general golpista, que está preso e julgado", para depois "com um avião TUCANO, bombardear o palácio do governo", as sedes dos ministérios da Defesa, do Interior e da Justiça, e do canal de televisão TELESUL. "Pagaram-lhes em dólares, deram-lhes uma missão e vistos norte-americanos", acrescentou, ao denunciar o envolvimento dos EUA na conspiração. MADURO instruiu seus simpatizantes para que, caso "lhe aconteça algo", derrotem o Golpe de Estado com uma ofensiva cívico-militar.

O novo responsável pelas investigações apresentadas pelo promotor ALBERTO NISMAN, morto com um tiro na cabeça em 18 de janeiro, assinou hoje um requerimento para indiciar a presidente argentina, CRISTINA KIRCHNER, o chanceler HÉCTOR TIMERMAN e outros envolvidos no relatório de 300 páginas escrito por NISMAN.
GERARDO POLLICITA investigará o grupo acusado de encobrir os autores do atentado de 1994 à Associação Mutual Israelista Argentina. Chefiado pelo juiz DANIEL RAFECAS, o promotor não deve pedir ainda um depoimento da presidente.
POLLICITA começou a tomar medidas para tentar comprovar as afirmações que NISMAN fez ao longo de sua denúncia. Ele pediu indiciamento formal de CRISTINA, TIMERMAN, do líder sindical LUÍS D´ELIA e do deputado ANDRÉS LARROQUE. Entre os principais pontos da acusação estão um suposto esforço da presidente e de líderes sindicais para negociar com membro de alto escalão do IRÃ que mantinha relações com os acusados do atentado a carro-bomba que matou 85 pessoas em BUENOS AIRES.
O jornal "CLARÍN" apurou que o juiz RAFECAS planeja centrar as investigações nas motivações e nas fontes do promotor para realizar a denúncia. NISMAN tinha como foco a quebra de sigilo de informações do Ministério das Relações Exteriores, já que acusava o chanceler TIMERMAN de ser interlocutor da ARGENTINA com o IRÃ no suposto encobrimento. NISMAN chegou a cogitar a prisão de CRISTINA KIRCHNER e do chanceler. O governo disse  que o possível indiciamento é uma tentativa de desestabilização democrática. "Indiciar não tem qualquer valor nem importância em questões judiciais. Apenas provocaria estrépito na sociedade", condenou ANÍBAL FERNÁNDEZ, secretário-geral da presidência.       

2 016     :      -     SÁBADO
Temos um problema sério em casa. O micro infarto sofrido pela LUCINDA e a ingestão de remédios contra dores deve ter lhe causado um problema nos ouvidos. Ela está se queixando desde ontem da perda da audição.
Continuo com o meu trabalho incessante e infinito de cuidar da atualização de minhas memórias. Estou fazendo isso há muito tempo e acredito que não terá fim. Escrevo desde os treze anos, 1950, e muita coisa está escrita à mão. Atualmente, atualizo o ano de 1966, justamente fevereiro daquele ano, quando acabara de acontecer a minha transferência do BATALHÃO DE GUARDAS (onde me apresentei em 20 de setembro de 1963) para a 2ª COMPANHIA INDEPENDENTE EM FORMAÇÃO, na cidade de GUARULHOS. Em 13 de fevereiro de 1966 começava a gozar férias antes de deixar o BG.

O DIÁRIO OFICIAL deste sábado publica transferências de oficiais para a reserva:
Transferindo para reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei nº 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constitui- ção Estadual, Lei Complementar 813/96, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-14, o Maj QAOPM 830112-3 Magali Giraldi - APMBB - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-0362/16 - Pr. 6.860.191/16). Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei nº 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-14, o Maj Dent PM 860263-8 José Roberto de Freitas - 9º GB - Ribeirão Preto/SP (TLTS e FRCTS DP-0363/16 - Pr. 6.893.474/16). Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 862732-A Luiz Amaury Kruel Moutinho - CPAmb - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-0364/16 - Pr. 6.873.245/16)
LUIZ AMAURY KRUEL MOUTINHO nasceu em 23 de maio de 1966. Entrou para as fileiras da PMESP em 3 de fevereiro de 1986. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1988. PROMOÇÕES: 2º TENENTE - 25 de agosto de 1989; 1º TENENTE - 15 de dezembro de 1990; CAPITÃO - 25 de agosto de 2002. Não tenho a data de sua promoção a MAJOR. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2014. Alcança sua promoção a CORONEL PM por ocasião de sua passagem para a reserva.

13/02/2016 07h22 - Atualizado em 13/02/2016 07h22
Esposa de PM morta na porta de casa com tiro na nuca é sepultada em SP
Vítima foi assassinada na porta de casa com um tiro na nuca.
Caso é investigado pela Delegacia Anti-Sequestros de Santos.
Do G1 Santos
Amigos e familiares se despediram da professora Luzinete Fátima da Silva, de 49 anos, na tarde desta sexta-feira (12), em São Vicente, no litoral de São Paulo. A vítima foi assassinada na porta de casa com um tiro na nuca.
Luzinete saía de casa para buscar o marido, que é policial militar, no trabalho por volta da 1h30. Nas imagens da câmera de segurança da residência, é possível perceber que, após fechar o portão, ela parece observar a chegada dos criminosos. Poucos segundos depois, a vítima é abordada por um deles, que atira.
A sexta-feira marcaria o primeiro dia de trabalho da professora em 2016. A coordenadora pedagógica Cláudia Andrade Bernardo era colega de trabalho da vítima e se disse triste com a morte da amiga.
"Infelizmente, perdemos todos: alunos, pais e nós, companheiras de trabalho dela. Eu, particularmente, perdi também uma amiga não só de profissão, mas uma amiga de infância", lamenta.
Após o crime, policiais militares realizavam patrulhamento pela área próximo ao crime e encontraram um menor de 14 anos, com características parecidas com um dos suspeitos de participar do crime. O jovem foi encaminhada à delegacia e passou por um exame residográfico, que atestou que não havia nenhum rastro de pólvora na mão do menor, que acabou liberado.
O caso é investigado pela Delegacia Anti-Sequestros de Santos. De acordo com a Polícia Civil, no momento, nenhuma hipótese é descartada.
Professora foi assassinada na porta de casa (Foto: G1)

MARCELO OLIVEIRA bateu no peito e se bancou após as primeiras críticas ao seu trabalho em 2016 surgirem. Usou o currículo para amenizar dois empates seguidos no PAULISTA. Mas não foi contra o ELEFANTE que o seu PORCO renasceu. Hoje, o PALMEIRAS perdeu para o LINENSE, em casa, de virada, por 2 a 1.
A primeira derrota do time no ano coincidiu com a estreia no ALLIANZ PARQUE. O fato de o treinador poupar boa parte dos titulares pensando na estreia na LIBERTADORES, terça-feira, contra o RIVER PLATE, no URUGUAI, não diminuiu a frustração.
"Foi decepcionante e frustrante perder um jogo como esse", admitiu OLIVEIRA. "Seria bom vencer para viajarmos mais tranquilos para a LIBERTADORES. Somos responsáveis, inclusive eu, que escalo o time".

Se você tivesse de apostar em uma disputa entre um peixe e um tigre, em qual colocaria seu dinheiro? Hoje, o SANTOS teve trabalho, mas provou que não presa fácil no empate por 3 a 3 com o NOVORIZONTINO, fora de casa. E foi jogão até o fim.
Quatro dos sete policiais militares detidos sob acusação de terem participado da chacina de OSASCO e BARUERI, no ano passado, foram soltos ontem, por determinação do juiz JOSÉ ÁLVARO MACHADO MARQUES, da 4ª Auditoria Militar.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, eles ficarão sob a responsabilidade da Corregedoria da PM cumprindo expedientes administrativos. Os outros três permanecem detidos por conta de mandados da Justiça comum, conforme explicou nota enviada pela pasta de segurança hoje. No total, 23 pessoas morreram entre os dias 8 e 13 de agosto do ano passado, na maior matança do ano. Outras seis ficaram feridas.
Dois sargentos, dois cabos e três soldados acabaram presos sob suspeita de terem participado dos crimes.
A prisão preventiva foi revogada, segundo o magistrado, porque a Corregedoria da PM não relatou o inquérito no prazo determinado. Como a denúncia formal à Justiça Militar não foi feita, JOSÉ ÁLVARO decidiu pela soltura de todos os acusados.
Os nomes dos policiais militares soltos não foram divulgados pela secretaria, que informou haver um processo administrativo em andamento contra os agentes na própria PM.

Um acidente entre dos caminhões nesta madrugada (um deles carregado com gasolina, que explodiu) provocou a interdição por tempo indeterminado do VIADUTO SANTO AMARO, na Avenida dos Bandeirantes, zona sul. Os dois sentidos da via, neste local, permanecerão bloqueados pelo menos até segunda-feira, dia 15.
Agentes e engenheiros da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana constataram danos na estrutura do viaduto. É possível que a parte do meio tenha de ser demolida.
MANUEL MESSIAS DA SILVA, motorista do caminhão carregado de açúcar, disse que passou no sinal vermelho ao desviar de um carro, provocando o acidente. Ele teve ferimentos na perna. O outro condutor não se machucou e afirmou que foi fazer o retorno embaixo do viaduto, pois o sinal estava verde para ele, e alega não ter visto o caminhão.

O PAPA FRANCISCO marcou posição contra a corrupção hoje, no MÉXICO, e pediu ao presidente mexicano, ENRIQUE PEÑA NIETO, que combata o problema. A corrupção está profundamente entranhada no MÉXICO e PEÑA NIETO, sua mulher e o ministro das Finanças estiveram envolvidos em escândalos de conflito de interesses envolvendo casas compradas por empresas que possuem contratos com o governo.

A Organização Mundial de Saúde - OMS - divulgou relatório hoje sobre a situação de disseminação do zika vírus pelo mundo e confirmou casos de transmissão local em 34 países, 27 dos quais na AMÉRICA LATINA e CARIBE. Também há cinco países onde existe suspeita de circulação do vírus: MALÁSIA, FILIPINAS, INDONÉSIA, FIJI e GABÃO. A OMS não está divulgando casos exportados de um país para outro.


Os ESTADOS UNIDOS liberaram temporariamente mísseis PATRIOT adicionais para a CORÉIA DO SUL, após o recente teste nuclear e o lançamento de um míssil de longo alcance pela CORÉIA DO NORTE, anunciaram hoje as forças norte-americanas. A decisão é tomada no momento em que os dois aliados planejam iniciar, na próxima semana, negociações sobre a instalação de um sistema de defesa antimíssil avançado, a que a CHINA se opõe.