domingo, 28 de fevereiro de 2016

FALECEU O PROFESSOR TITO LIMA, GRANDE MESTRE DO CAES POR ALGUNS ANOS

Pessoal

Faleceu o Prof. Tito Lima, grande mestre do CAES por alguns anos.

Pessoa afável, de bem com a vida que nos legava momentos de alegria onde havia bastante pressão e tensão.

De vez enquanto ele relembrava seu personagem da rádio, época do Leporace, onde faziam "A CIRANDA DA CIDADE".

Deus o tem com muita alegria, certamente.

Os únicos detalhes que tenho é que o corpo será cremado em Vila Alpina onde será velado amanhã de manhã.

Fico grato ao Bezerro, grande Airton Buzzo Alves, Promotor de Justiça na essência, por haver informado.

-- 
BENEDITO DONIZETI MARQUES
Turma Tiradentes
bdmarques@gmail.com

ALUNO QUE PROCESSOU PROFESSOR POR TER TOMADO CELULAR EM SALA DE AULA PERDE CAUSA NA JUSTIÇA!!! -MEUS CRÉDITOS AO ROBERTO GONÇALVES











ALUNO QUE PROCESSOU PROFESSOR POR TER TOMADO CELULAR EM SALA DE AULA PERDE CAUSA NA JUSTICA!!! 
O juiz Eliezer Siqueira de Sousa Junior, da 1ª Vara Cível e Criminal deTobias Barreto, no interior do Sergipe, julgou improcedente um pedido de indenização que um aluno pleiteava contra o professor que tomou seu celular em sala de aula.
De acordo com os autos, o educador tomou o celular do aluno, pois este estava ouvindo música com os fones de ouvido durante a aula.
O estudante foi representado por sua mãe, que pleiteou reparação por danos morais diante do "sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional".
Na negativa, o juiz afirmou que "o professor é o indivíduo vocacionado a tirar outro indivíduo das trevas da ignorância, da escuridão, para as luzes do conhecimento, dignificando-o como pessoa que pensa e existe”. O magistrado se solidarizou com o professor e disse que "ensinar era um sacerdócio e uma recompensa. Hoje, parece um carma". Eliezer Siqueira ainda considerou que o aluno descumpriu uma norma do Conselho Municipal de Educação, que impede a utilização de celular durante o horário de aula, além de desobedecer, reiteradamente, o comando do professor.
Ainda considerou que não houve abalo moral, já que o estudante não utiliza o celular para trabalhar, estudar ou qualquer outra atividade edificante.
E declarou:
"Julgar procedente esta demanda, é desferir uma bofetada na reserva moral e educacional deste país, privilegiando a alienação e a contra educação, as novelas, os realitys shows, a ostentação, o ‘bullying intelectivo', o ócio improdutivo, enfim, toda a massa intelectivamente improdutiva que vem assolando os lares do país, fazendo às vezes de educadores, ensinando falsos valores e implodindo a educação brasileira”.

Por fim, o juiz ainda faz uma homenagem ao professor.
"No país que virou as costas para a Educação e que faz apologia ao hedonismo inconsequente, através de tantos expedientes alienantes, reverencio o verdadeiro HERÓI NACIONAL, que enfrenta todas as intempéries para exercer seu ‘múnus’ com altivez de caráter e senso sacerdotal: o Professor."

ISTO DEVERIA SER LIDO EM TODAS AS SALAS DE AULA DO BRASIL!!!! ALIÁS, POR TODOS OS BRASILEIROS!!!

Precisa ser amplamente divulgado!!! Sinal de bater palmasSinal de bater palmas

QUANTO VALE UM ACARAJÉ???? - MEUS CRÉDITOS AO ROBERTO DE ALMEIDA

QUANTO VALE UM "ACARAJÉ" ?

Entrada
x

Roberto de Almeida

)
para AraciGiselleMartatelfleschtelma-loboPaulotelRicardoRicardoRicardoricardoallegroricknnickelAndréjoaolemosbarbo.JoaquimJoséTâmarajoseJoseJosejosilspJoséHelioDarioDARIO
AMIGOS

Temos  uma  nova  moeda  "neste  lado  do  Paraíso".     Esqueçam  o  "real",  o  "dólar",  o  "Euro".   O  que  vale  agora,  e, provavelmente  vai  valer  mais  no  futuro,  quando  for  "oficializado",  é o  "ACARAJÉ"

É   urgente  o Banco  Central  iniciar  "negociações"  para  "oficializar"   a  nova  moeda,  bem  como  estabelecer  seu  real    valor  com  relação  ao  "dólar"  e  o  "euro".   Já   há  muita  gente   faturando   em  "ACARAJÉS",  que  deve  ser  uma  "moeda  forte".

Algumas  medidas  devem  ser  tomadas   com  urgência.


As  "Centrais  Sindicais"   devem,  daqui  para  frente,  formalizar  seus  dissídios  em  "ACARAJÉS",  para  não  prejudicar  os  "companheiros"  que  ainda  não  "descobriram"  a  existência  da  nova  moeda.     A  previdência  deve  preparar-se  para  pagar  os  "aposentados",  que  ainda  estão  "vivos' ,  em  "ACARAJÉS".     Os  "empresários"  devem  reajustar  seus  preços  na  nova  moeda, pois  diversas  grandes  empresas  já  a  utilizam ,    principalmente,  nos  seus  pagamentos  a  pessoas  do  governo.


Há necessidade  de  imprimir,  com   rapidez,  a  nova  moeda,  estabelecendo  seus  valores.  No  verso,  nada  de  colocar  "onças  pintadas"  e  outros  "bichos".    Devemos  privilegiar  os  que,  no  momento, são   "hóspedes"   da  "Polícia  Federal",   em  reconhecimento  ao  seu   "esfôrço"  para  a  introdução  da  nova  moeda.     Antigamente,  em  uma  de  nossas  muitas  moedas,  tínhamos  a   figura  do  Barão   do  Rio  Branco  colocada   no  verso  da  de  maior  valor.   Todos  gostavam  de  possuir    "O  BARÃO",  como  era  conhecida.     Agora,  podemos  colocar  a  figura  do "CHEFE"    na  de  maior   valor.   Vai  agradar.


Será  interessante  imaginar  o   diálogo   futuro,  hoje  "surreal" ,  entre  um  "cliente"  e  uma  dessas  "moçoilas"   que  "atendem"  na  Praça  Ramos de  Azevedo: 

-CLIENTE:   "Menina,  quantos  "ACARAJÉS"   para  uma  "RAPIDINHA"  ?


BOA  NOITE,  BOA  SORTE

LEMBRANDO O CAPITÃO GINO STRUFFALDI.

No próximo dia 15 de março, na PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI, às 14:30 horas, iremos homenagear o VELHO GUERREIRO mais uma vez. Vamos recordar outras solenidades que aconteceram na PRAÇA que leva o nome do herói constitucionalista.



15 DE MARÇO DE 2015    :     -    DOMINGO
Vamos hoje homenagear o nosso eterno guerreiro, CAPITÃO GINO STRUFFALDI, falecido em 15 de março de 2012. Com muita saudade lembro o momento em que ele me passava a presidência da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, no dia 7 de julho de 2011.
“Não me lembro de ter sentido medo na revolução. Não porque eu seja muito corajoso. É que eu achava que não tinha motivo para sentir.” Assim o capitão reformado do Exército, Gino Struffaldi, aos 97 anos, com uma ótima memória, relembra os meses que marcaram para sempre a sua vida.
Aos 18 anos, enquanto servia o Exército, Struffaldi aderiu à luta da Revolução Constitucionalista de 1932 não por convicção, mas por dever. “Eu não faço floreios a respeito da minha participação. Eu estava na ativa e o meu comando se solidarizou com a revolução e eu fui junto. Depois fui percebendo o movimento da população e me entusiasmei”, conta minutos antes de deixar, nesta quinta-feira, a presidência da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, entidade que tentar manter viva a memória do movimento.
A passagem de presidência da sociedade foi um divisor de águas na história do movimento. Com 47 ex-combatentes ainda vivos espalhados por várias regiões do País, e cada um com pelo menos 97 anos, Gino provavelmente foi o último presidente da entidade a ter participado de batalhas durante a revolução.
No seu lugar, entra o coronel da Polícia Militar Mário Fonseca Ventura, filho do ex-combatente Mário da Silva Ventura, que há 15 anos participa como voluntário da sociedade e divulga as ações e a história do movimento. “Estamos entrando num momento diferente. Até criamos a associação dos familiares dos veteranos de 32, já que o comandante lá de cima está chamando e os nossos combatentes estão sendo transferidos. E lá eles não podem falar não”, brinca.
Ainda ativo, Gino Struffaldi lembra com detalhes de várias passagens das batalhas. “O dia mais difícil talvez tenha sido um dos bombardeios, quando o nosso alojamento ficou parcialmente destruído. Mas felizmente não matou ninguém. Nós estávamos em um território muito grande e tínhamos onde nos abrigar. E ainda por cima, a aviação naval que nos bombardeou vinha de lugares que sabíamos de onde estava vindo. Não havia um grande medo”, conta.
Antes de sair de casa, em meu blog, coloco imagens do GINO e as lembranças dos acontecimentos na PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI por ocasião de sua inauguração em 16 de março de 2013 e da homenagem que lhe foi prestada no ano passado.
Pontualmente, às 8 horas, como havíamos combinado, MARINEI vem me buscar com seu carro. Seus filhos LUCAS e GABRIEL iriam até o local da solenidade, mas participaram de uma festa de aniversário e chegaram em casa por volta das 4 horas da madrugada. Mais tarde deverão acompanhar a mãe na passeata da AVENIDA PAULISTA.
Chegamos muito cedo na PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI. Isso é muito bom porque podemos recepcionar todos os nossos convidados. Apenas encontramos já na praça o nosso incansável WILLIAM MASCARENHAS.
http://i0.statig.com.br/fw/d8/r0/ix/d8r0ix2c8niarhd4xe3dt3x57.jpgFOTO DANIEL TORRES
TONINHO PAIVA e sua equipe chegam logo em seguida. NORMA e CLÁUDIO passam a cuidar do cerimonial. Tomam nota das autoridades que estão chegando, bem como preparam toda a sequencia do evento. São cuidadosos e querem que tudo sai da melhor maneira possível. MARINEI ajuda-os nesse mister, uma vez que ela conhece quase todos os participantes, principalmente com relação aos que irão ser condecorados.
O Vice-Presidente da Diretoria Executiva, CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, apesar de estar sofrendo uma fase delicada em sua vida (sua esposa caiu no dia 9 de março, de uma maneira muito cruel, de frente, quebrando o nariz e causando problemas no maxilar), faz um esforço para estar conosco. Nosso representante da ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DA LAPA, MARIANA TAGLIANETTI, veio de CURITIBA para participar do evento.
O TENENTE-CORONEL PM ALBERTO MALFI SARDILLI, Comandante do Regimento de Polícia Montada "9 de Julho" e presidente do Núcleo "MMDC CORONEL ARLINDO DE OLIVEIRA", que será logo mais condecorado com a Medalha MMDC, é a mais alta autoridade presente e representa o Comandante Geral, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI.
Podemos contar também com ANTONIO CARLOS ARISTIDES, ORÍTIA ABREU SERAFIM, FERNANDO MORENO, PROFESSORA MARIA ODETTE, PROFESSOR JOSÉ CARLOS  DE BARROS LIMA (coordenador do Núcleo da LAPA e diretor do Museu MARIA SOLDADO), MARGARIDA ROSA, diretora do Acervo Histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; EDIMARA DE LIMA, Coordenadora do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial; ALDO STRUFFALDI,  acompanhado dos familiares, com atuação destacada para as crianças; JORGE BAPTISTA CRUZ, JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR (presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO PEDRO); THELL DE MORAIS; DONALDO ICIBACI, SÍLVIO DA ROCHA, DOUGLAS NASCIMENTO.  
O cerimonialista CLÁUDIO anuncia os toques do HINO NACIONAL e temos início às homenagens à GINO STRUFFALDI. Várias pessoas fazem uso da palavra, principalmente o nosso vice-presidente, CORONEL PM MENDES, e o vereador TONINHO PAIVA.
O CORONEL PM EVANDRO TEIXEIRA ALVES vai falar em nome dos PMs DE CRISTO. Faz um discurso brilhantíssimo:
QUEM É ESSE?
O texto bíblico usado foi do Evangelho de São Marcos, capítulo 4, versos de 35 a 41.
Esse texto narra o momento em que Jesus Cristo estava com os seus discípulos, em um barco, no Mar da Galiléia e uma grande tempestade os pegou de surpresa.
Jesus estava dormindo no barco durante a tempestade e foi acordado pelos discípulos que estavam com medo de serem levados pelas ondas e pela tempestade.
Jesus, acordou e questionou a falta de fé deles, levantando-se e acalmando o mar e calando o barulho do vento.
Eles se maravilharam com o acontecido, e cheios de temor, perguntavam-se uns aos outros: quem é esse que até o vento e o mar lhe obedecem?
Na verdade, eles conheciam Jesus, eram seus seguidores, mas a situação do momento, deixou-os com grande temor do poder de Jesus Cristo.
Nos dias de hoje, especialmente, nesses momentos de insegurança nacional em que vivemos, Jesus é a nossa maior SEGURANÇA.
Ele tem poder para acalmar os ânimos dos movimentos do mar (que na Bíblia, significa o CAOS implantado), muda o sentido de todas as coisas, transforma mentes e corações e é a única forma de mudar o cenário nacional vigente.
Temos que ter fé em Jesus Cristo, e Ele irá reverter quadros desfavoráveis e situação complexas que nos causam perplexidade e receio.
A figura histórica e o poder divino de Jesus Cristo são marcas de um Deus Todo-Poderoso e que alterou época. Desde seu nascimento, os dias são contados de forma diferente e todo o mundo foi influenciado pela sua liderança e carisma santo.
Quem é esse? Jesus Cristo é nosso referencial  e modelo de ser humano, nosso Salvador e que vai salvar nossa Pátria se o invocarmos em espírito e verdade, além de nos convertermos de nossos maus caminhos.
Qual a forma que temos guardado em nossos corações Jesus Cristo? Alguém que está dormindo diante de situações críticas em nossas vidas, ou alguém que está movimentando o Universo em favor das pessoas de bem? Temos que refletir sobre nosso posicionamento em relação a isso.
E falando em pessoas do bem... Esse momento de homenagem relembra uma pessoa que sempre foi do bem e lutou muito para que as coisas de nosso Estado de São Paulo e de nosso país, convertessem para um bem comum, muito melhor do que se vivia na época da Revolução de 1932.
GINO STRUFFALDI era Capitão do Exército Brasileiro, nosso "Eterno Menino de 32" e recebeu reconhecimento na inauguração da Praça em que nos encontramos nesta data de 15 de março de 2015.
Seus ideais de patriotismo, de idealismo e de luta eram contagiantes. Seus princípios morais e éticos sempre foram exteriorizados pelo nosso homenageado, que soube construir um caráter sólido e uma pela Pátria.família firme e estruturada.
Nossa lembrança do CAPITÃO GINO é e sempre será das melhores. Quem é esse? Esse é um bom exemplo de ser humano e que aprendeu com Cristo, ser uma pessoa de bem.
Que sua memória nos remeta a tudo o que de bom e importante o CAPITÃO GINO fez por São Paulo e

Após as palavras do CORONEL PM EVANDRO TEIXEIRA ALVES passamos a condecorar as autoridades selecionadas para esta solenidade que recebem a Medalha MMDC:  
VEREADOR TONINHO PAIVA
TENENTE-CORONEL PM ALBERTO MALFI SARDILLI
DOUTOR RUI FERNÃO MOTA E COSTA
SENHOR ANTERO JOSÉ PEREIRA
DOUTOR CLÁUDIO TUCCI JÚNIOR
DOUTOR JOSÉ GUILHERME LEVENSTEIN (não pode comparecer e o namorado de sua filha recebe a medalha em seu lugar)
MAJOR PM OLÍMPIO FERREIRA MAGALHÃES
MAJOR PM ÉMERSON FRIANO
MAJOR PM ROGÉRIO CARLOS CAPUANO
MAJOR PM MENEMILTON SOARES DE SOUZA JÚNIOR
COMENDADOR LUIZ SÉRGIO ÁLVARES DE ROSE
1º TENENTE PM MARCELO KAZUHIRO SATO
1º TENENTE PM GUILHERME LAZO SOLANO NETO
SENHOR GUILHERME MANTOVANI COLI
SENHOR DOUGLAS NASCIMENTO
CABO PM TAYLOR RECHE GARCIA
CABO PM PAULO GUJEF JÚNIOR
SOLDADO PM ARTHUR JOSÉ MACHADO
SOLDADO PM DIOGO DE SILVA BORRELLI
SOLDADO PM RONIÉLISON ROBERTO DE SOUZA
ASSOCIATION KUOFRA (SÍLVIO LUIZ DA ROCHA, nosso Presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO ANDRÉ, usando uma farda francesa, conduz o estandarte da Associação, onde é colocada a Medalha MMDC)
SENHOR MARCELO BINGRE.               
Encerrada a condecoração das pessoas escolhidas, vamos manter um momento muito agradável de confraternização, com muitas fotos tiradas e conversas em torno da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Mas MARIANO TAGLIANETTI tem certa pressa em almoçar e se preparar para o retorno à CURITIBA no voo marcado para 17 horas. O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, muito prestativo e atencioso para com nossos problemas, se prontifica a nos levar até a AVENIDA PAULISTA. Ele nos conduz até à porta do HOTEL IBIS. Não pode ficar conosco porque ainda está trabalhando na confecção da Medalha DRÁUSIO, para a entrega ao CONSELHO DAS CONDECORAÇÕES MÉRITO DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA, na próxima quarta-feira, dia 18.
MARIANO fecha a conta no HOTEL IBIS, onde estava hospedado, e vamos almoçar no MELIÃ PAULISTA. Vemos que muita gente já está chegando na AVENIDA PAULISTA para o Movimento Contra DILMA ROUSSEFF. Durante o nosso almoço enorme multidão toma conta da PAULISTA. É muita gente, bem superior às DIRETAS JÁ e ao IMPEACHMENT DO COLLOR. É uma explosão de civilidade que o BRASIL jamais viu.
MARIANO TAGLIANETTI troca muitas ideias conosco, em torno da Associação Paranaense MMDC-32 e HEROIS DA LAPA, mas precisa se dirigir a CUMBICA, a fim de retornar a CURITIBA. Não é fácil embarcar no Metrô, com a finalidade de chegar até a Estação PARAÍSO. Os trens chegam totalmente lotados. E a AVENIDA PAULISTA é um mar de gente, quase todos usando as cores verde e amarela.



15 DE MARÇO DE 2014      :    -     SÁBADO
Vamos homenagear GINO STRUFFALDI nesta manhã. Ele nos deixou em 15 de março de 2012. Recordo com muita tristeza essa data, mas, ao mesmo tempo, sinto-me contente por ter certeza que ele partiu e deixou um grande legado. Afinal, partir para a grande viagem é o destino de todos nós. E se precisa fazer essa viagem com algo bom na bagagem. GINO foi um dos privilegiados neste mundo. Foi embora deixando imenso repertório de coisas boas. E a PRAÇA GINO STRUFFALDI é um dos prêmios que ele conseguiu. No ano passado, no dia 16 de março, juntamente com o vereador TONINHO PAIVA, autor do projeto de denominação da praça, esta foi inaugurada de maneira brilhante.
Também como em 2013, MARINEI vem me buscar. Seu marido, CABO PM WANDER, está junto. Por volta das 9 horas chegamos na PRAÇA GINO STRUFFALDI. Ali já estão o WILLIAM MASCARENHAS e o THELL DE MORAIS, além de algumas outras pessoas. Encontramos o portão fechado e isso é motivo para a primeira preocupação da manhã. O zelador da praça desconhecia que ali haveria uma solenidade. Também há certa sujeira na entrada e isso é sanado com uma varredura feita pelo próprio zelador. Merece elogios pela sua presteza em resolver esses problemas.
Com a chegada do CLÁUDIO, mestre de cerimônias da equipe do vereador TONINHO PAIVA, organiza-se a sequencia do evento.
Há também uma preocupação com relação à banda de música que está demorando para chegar. É que na avenida 9 de julho o trânsito está congestionado por causa de obras.
Vão chegando nossos amigos associados, as pessoas escolhidas para serem condecoradas, representantes do Exército e da Marinha, escoteiros, enfim, muita gente que tomou conhecimento da cerimônia a GINO: FERNANDO MORENO e seu filho (um dos que irão ser condecorados hoje), MARIA LÚCIA CAMARGO, JORGE BAPTISTA CRUZ, GEORGE TRAJANO, JOSÉ D´AMICO BAUAB, ANA CRISTINA LAZZATI, EBER MARQUES DA SILVA, TENENTE PM RENATO CARNEVALLI DE PROENÇA, GARRIS DEL VALLE, EUCLIDES CACHIOLI, CLEUSA BADANAI, AMADO RÚBIO e sua filha LÍGIA, ALFREDO PIRES e sua esposa DONA NAIR, COMENDADOR DE ROSE,  Dona DINORÁH, viúva de GINO, acompanhada de seu filho ALDO e de inúmeros parentes, vem relembrar a vida serena e produtiva de seu marido.
Com nosso vice-presidente CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES; o vereador TONINHO PAIVA e sua equipe (NORMA, CLÁUDIO e outras pessoas), vereador CORONEL PM ALVARO BAPTISTA CAMILO, CORONEL PM RICARDO JACOB, CORONEL PM WÁLTER MARTINS DE LIMA (representando o GRÃO-MESTRE DA GLESP), TENENTE-CORONEL EDUARDO HAMAOKA (Comandante da 4ª CSM de SÃO PAULO), e outros convidados dá-se início ao evento com os acordes do HINO NACIONAL e PARIS BELFORT. Em seguida, o CORONEL PM PAULO CÉSAR NEVES, espírita, faz uma brilhante alocução ao momento, tal como já fizera quando participou do culto ecumênico por ocasião dos setes dias de falecimento de GINO, no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA, como também no ano passado. O vereador CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o vereador TONINHO PAIVA e ALDO fazem uso da palavra:   
DISCURSO DE ALDO STRUFFALDI, FILHO DO GINO, EM NOME DE TODOS OS SEUS FAMILIARES.

PRAÇA GINO STRUFFALDI - DIA 15 DE MARÇO DE 2014 - HOMENAGEM A GINO PELO TRANSCURSO DO SEGUNDO ANO DE SEU FALECIMENTO - IMAGENS

15/MARÇO/2014          Celebração de solenidade  em memória do Cap. Gino Struffaldi (1914-2012).
Bom dia a todos,
Cumprimento o Nobre Vereador Toninho Paiva que nos tem apoiado sempre, e o Cel. Ventura da Sociedade Veteranos de 32, em cujas pessoas saúdo todas as autoridades, civis, militares e eclesiásticas aqui presentes, ilustres convidados, diletos irmãos da Maçonaria. Caros amigos e familiares.
Agradeço profundamente, por parte da família Struffaldi, a todos os que colaboraram para este encontro  em que lembramos e reverenciamos a memória do Capitão Gino, nosso pai, tio, avô, bisavô e amigo.
Falar no Cap. Gino é falar no espírito do Nove de Julho.
É falar em trabalho, participação e perseverança.
É falar em princípios éticos, cívicos e patrióticos. É defender a verdade e a honra.
É defender a CONSTITUIÇÃO, “lembrança maior da Revolução Constitucionalista de 1932, pela qual muitos deram seu sangue e sua vida”.
É defender o Brasil.
Neste últimos anos muitas coisas têm acontecido em nosso país, que nos deixam estupefatos, preocupados e temerosos quanto ao nosso futuro.
A constituição é seguidamente esquecida. As leis são reinterpretadas e a justiça nem sempre é completa. O uso da mentira e da fraude é constante.
Usam o lema de que os fins justificam os meios.
Nossos governantes estão apáticos e desorientados. Muitos são mal intencionados.
O espírito de 32 só terá significado se o praticarmos.
Por isso, lembremos sempre de nossos deveres de cidadão:
“Defendamos o futuro de nossos filhos e não deixemos que ideologias alienígenas, sinistras e desonestas destruam nosso país. O Brasil é verde, amarelo, azul e branco”.
“Que Deus nos proteja e nos guie”.
Termino minhas palavras conclamando:

Brasil Acima de Tudo!                                                                     Aldo Struffaldi.
Procede-se a entrega da MEDALHA MMDC para as seguintes personalidades:
CORONEL PM RICARDO JACOB
TENENTE-CORONEL EDUARDO HAMAOKA
Major PM Fabio Augusto Ximenes André de Aragão
1º Tenente PM Rafael Serpa Boni
2º Tenente PM Lucas Nunes Diogo
Sub Tenente PM Raimundo Nazareno Lima da Silva
1º Sargento PM Valdir Marques da Silva
1º Sargento Vagner Rodrigues dos Santos
1º Sargento PM Tamir Klaus Meitling
3º Sargento PM Paulo Galvão Nogueira
Cabo PM Eduardo Lopes da Silva
Cabo PM Carlos Eduardo Nunes
Soldado PM Silas Bittencourt Martins
Soldado PM Antonio Sobral dos Santos
Soldado PM Eber Marques da Silva
Soldado PM Adriana Paula dos Santos
Soldado PM Julio Renato Carnevalli de Proença
Soldado PM Ronaldo Bezerra Medeiros
Soldado PM Leandro Ferreira de Oliveira
Soldado PM  Marcelo Rodolfo de Queiroz
Soldado PM Fernando Moreno Junior
Soldado PM Ronaldo Luiz Bilha
Dr. Luiz Gustavo Cury Cardoso
Sr. Theocrito Aparecido Moraes Martins
Sr. Fernando Nastri Palmieri
Sr. Neyvaldo Torrente Lopes
Sr. Wagner Bispo dos Santos
Sr. Giovanni Di Cicco
Marcelo Novato Alves
Também recebem a Medalha MMDC duas personalidades indicadas pelo vereador TONINHO PAIVA: GIOVANNI DI CICCO e MARCELO NOVATO ALVES.
JORGE BAPTISTA DA CRUZ recebe a Medalha PEDRO DE TOLEDO. Ele estava relacionado para ser condecorado no ano passado com essa medalha, mas não pode recebê-la por motivos pessoais.
 E, como coroamento da solenidade, sem que houvesse divulgação, fazemos a surpresa de condecorar “post mortem” GINO STRUFFALDI com a entrega do COLAR DA VITÓRIA para dona DINORAH.
O mestre de cerimônias CLÁUDIO encerra o evento e há uma verdadeira confraternização entre a família constitucionalista durante algum tempo.

27 DE FEVEREIRO DE 2016 - SÁBADO

DIA     VINTE     E     SETE     DE     FEVEREIRO    DE    2 016    -    S Á B A D O.
79 anos e dois meses de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 233º DO ANO 66º - MÊS 8º
57 anos e 266 dias na PMESP
57 anos e 17 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 434 dias – 493 012 horas.
52 anos e 173 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 349 dias no Posto de Coronel – 335 meses e 15 dias
10 271 DIAS CORONEL - 24 anos e 75 dias na reserva.
4 anos e 234 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 820-259 756                       10 271-246 480                                10 536-252 012. 

DIA DO AGENTE FISCAL DA RECEITA FEDERAL
DIA NACIONAL DO IDOSO

“QUE MEUS OPOSITORES SEJAM FORTES E BRAVOS PARA QUE EU NÃO SINTA REMORSOS AO DERROTÁ-LOS”
(provérbio sioux)

DIA DE SÃO GABRIEL DE NOSSA SENHORA DAS DORES, cujo nome de batismo era FRANCISCO. Nasceu em 1838, na cidade de ASSIS e ficou órfão com quatro anos. Em 1856 entrou na Congregação da PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, fundada por SÃO PAULO DA CRUZ. Sua espiritualidade foi fortemente marcada pelo amor a JESUS CRUCIFICADO e NOSSA SENHORA DAS DORES. Viveu discretamente, sem chamar a atenção sobre si e com apenas  24 anos, vitimado pela tuberculose, veio a falecer, em 27 de fevereiro de 1862. Sua fama de santidade, confirmada por numerosos milagres, rapidamente se espalhou. Beatificado por PIO X, foi canonizado em 1920 por BENTO XV.

516 a. nasce dom JOÃO DE CASTRO, fidalgo português, em 27 de fevereiro de 1500. Morre em 1548.
506 a. AFONSO DE ALBUQUERQUE conquista GOA em 27 de fevereiro de 1510.
340 a. falece LUÍSA DE GUSMÃO, rainha de PORTUGAL, em 27 de fevereiro de 1666. Nasceu em 1613.
215 a. ESPANHA declara guerra a PORTUGAL, no âmbito da aliança com a FRANÇA, de NAPOLEÃO BONAPARTE, em 27 de fevereiro de 1801.
209 a. nasce HENRY WADSWORTH LONGFELOWW, poeta norte-americano, em 27 de fevereiro de 1807. Falece em 1882.
209 a. marinheiro ALEJANDRO MALASPINA avisa o vice-rei de BUENOS AIRES sobre o reconhecimento da TERRA DO FOGO e da costa patagônica, em 27 de fevereiro de 1807.
204 a. GENERAL BELGRANO escolhe as cores azul e branco para a bandeira argentina, em 27 de fevereiro de 1812.
202 a. INVASÕES FRANCESAS: BATALHA DE ORTHEZ, em 27 de fevereiro de 1814. Nova vitória de WELLINGTON sobre SOULT.
193 a. nasce ERNESTO RENÁN, filósofo e historiador francês, em 27 de fevereiro de 1823.
172 a. REPÚBLICA DOMINICANA alcança a independência definitiva, depois de 22 anos de dominação haitiana, em 27 de fevereiro de 1844. GENERAL PEDRO SANTANA é eleito presidente.
156 a. nasce o escritor EDUARDO PAULO DA SILVA PRADO, em 27 de fevereiro de 1860. Falece em 30 de agosto de 1901.
155 a. ocorre o MASSACRE DE VARSÓVIA, quando tropas russas disparam contra uma multidão que se manifestava contra o governo russo, em 27 de fevereiro de 1861.
129 a. falece ALEKSARDR BORODIN, compositor e químico russo, em 27 de fevereiro de 1887. Nasceu em 1833.
119 a. entramos em 27 de fevereiro de 1897 em pleno carnaval. É a época da folia em que o bom humor deve dominar, esquecendo-se cada um das contrariedades peculiares à sua vida para festejar MOMO e aplaudir os seus sequazes.
119 a. para diversos pontos do interior do Estado de SERGIPE têm seguido forças a fim de evitar a entrada de ANTÔNIO CONSELHEIRO. No dia 5 de fevereiro de 1897 seguiram para a VILA DE CAMPOS, naquele Estado, 80 praças sob o comando de um coronel, e a 7 seguiram para SIMÃO DIAS 200 praças de infantaria.
119 a. os telegramas de HAVANA, enviados para NOVA YORK, em 27 de fevereiro de 1897, dizem que GOMEZ conseguiu evitar o cerco que o GENERAL WEYLER queria pôr às suas tropas. Os autonomistas cubanos marcham sobre a província de MATANZAS, destruindo em sua passagem usinas, engenhos e tudo quanto possa ser útil às tropas legais.
119 a. jornais de 27 de fevereiro de 1897 contam que GRADSTONE, segundo o TIMES, sentiu profunda indignação pela atitude das grandes potências européias, diante do fato de consentirem nas barbaridades que se praticam contra os cristãos na ILHA DE CRETA.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 27 de fevereiro de 1899: entre os nomes indicados pela repartição de higiene para serem processados pelo exercício ilegal da profissão figura o da senhora LEBORDE, que há anos exerce a arte de obstetrícia nesta capital. Esta senhora tem o seu diploma com as formalidade exigidas pela mesma inspetoria, isto é – habilitação na Faculdade do RIO em 3 de agosto de 1892; registro de título na secretaria da mesma Faculdade, na mesma data; visto do inspetor de higiene do BRASIL – no RIO, em 4 de agosto de 1892; no entretanto, é criminosa!
Cerca de duas horas da madrugada de ontem desabou parte de uma parede da frente de um prédio onde está estabelecido o AÇOUGUE DO COMÉRCIO, no LARGO DO PIQUES. Compareceu a autoridade policial, que fez evacuar o prédio, o qual era habitado por cerca de 18 famílias.
No CLUB CAMPINEIRO, realizou-se ontem uma reunião dos lavradores do município, com o fim de ser reorganizado o CLUB DA LAVOURA. Nomeou-se uma comissão para rever os antigos estatutos do clube, aprovando-se um voto de louvor à imprensa que tem advogado os interesses da lavoura, patrocinando a idéia de formação dos clubes.
O GENERAL PINHEIRO MACHADO, senador federal pelo RIO GRANDE DO SUL, num discurso que pronunciou em PORTO ALEGRE por ocasião da manifestação que os republicanos lhe promoveram, disse que se surgirem novas investidas contra a REPÚBLICA ou se pretender desmembrar este grande todo chamado BRASIL, desembanharia a sua espada e colocar-se-ia ao lado dos que têm sabido dar tantas provas de devotamento pela República e pela pátria.
O GENERAL MÁXIMO GOMEZ fez a sua entrada em CUBA, seguido de dois mil soldados. A recepção feita ao valente caudilho foi imponente; toda a cidade estava embandeirada e o povo levantou-lhe calorosos vivas.
116 a. nasce o Partido Trabalhista britânico na Conferência dos Sindicatos Socialistas, celebrada em LONDRES no dia 27 de fevereiro de 1900. RAMSEY MacDONALD é nomeado o primeiro secretário-geral.
116 a. Fundação do BAYERN DE MUNIQUE em 27 de fevereiro de 1900.              
115 a. das publicações do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 27 de fevereiro de 1901 (quarta-feira): ARARAS – Não obstante o mau tempo, correram animadíssimos os festejos carnavalescos;
BERLIM – O imperador GUILHERME, que foi ao encontro do rei EDUARDO VII da INGLATERRA, regressou a esta capital;
SÃO MIGUEL DO PARAÍSO – Na semana passada foi preso nesta cidade o italiano LUIZ PELOSO CARDOSO por passar notas falsas de 100$000.
O jogo de confeti, que a princípio não parecia ter aqui grande aceitação, teve, no último dia de carnaval, geral e entusiástica animação. A cidade nesse dia apresentava aspecto magnífico, os confetis assoalhavam as casas, diversos grupos de senhores e senhoras percorriam as ruas em festivos e sucessivos combates, enfim, por toda a parte reinava o prazer e a alegria.
Os médicos desta capital, que tinham tido iniciativa de uma escola de medicina em SÃO PAULO, em reunião que efetuam, não levarão a termo de fundação do estabelecimento devido às dificuldades que sobrevieram e à falta de auxílio do governo do Estado. Os donativos que, na importância de 30 contos, foram obtidos para aquele fim, vão ser restituídos aos subscritores.
Está terminada a greve da fábrica de tecidos SANT´ANNA, sita à Rua FLORIDA, no BRÁS. O senhor ANTÔNIO ÁLVARES PENTEADO resolveu converter a tabela de salários com o qual estavam de acordo as operárias e recomeçaram os trabalhos que por alguns dias estiveram interrompidos.   
114 a. nasce o arquiteto LÚCIO COSTA, em 27 de fevereiro de 1902. Falece em 13 de junho de 1998.
114 a. nasce JOHN STEINBECK, escritor norte-americano, em 27 de fevereiro de 1902.
111 a. dramaturgo russo MÁXIMO GORKI é liberado sob fiança e exilado em RIGA, em 27 de fevereiro de 1905.
110 a. falece SAMUEL PIERPONT LANGLEY, astrônomo e físico norte-americano, em 27 de fevereiro de 1906. Nasceu em 1834.
106 a. nasce JOAN BENNETT, atriz norte-americana de cinema, em 27 de fevereiro de 1910.
105 a. (CARNAVAL) Em 27 de fevereiro de 1911. De noite é que o jogo foi descoberto e realizado com franqueza. O centro readquiria a fisionomia festiva tornando-se impossível o trânsito nas Ruas QUINZE e SÃO BENTO, ao apontar das oito horas da noite. (...) Das oito à meia-noite foi o confeti, a serpentina, o lança-perfume entraram em ação e, francamente, foi um batalhar contínuo, incessante, admirável. 
104 a. nasce LAWRENCE DURRELL, novelista britânico, no dia 27 de fevereiro de 1912. Falece em 1990.
104 a. o senhor prefeito municipal autorizou a diretoria de obras a despender até à quantia de 10:000$000 com a execução do serviço de calçamento da AVENIDA MUNICIPAL, no trecho compreendido entre a AVENIDA PAULISTA e o HOSPITAL DE ISOLAMENTO. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 27 de fevereiro de 1912).
103 a. nasce PAUL RICOEUR, filósofo francês, em 27 de fevereiro de 1913. Falece em 2005.
103 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 27 de fevereiro de 1913: RIO – A diretoria da Saúde Pública continua desenvolvendo a campanha contra a tuberculose. Foi levado ao conhecimento do industrial senhor STREET a resolução de realizar conferências nas fábricas. Serão também feitas conferências nas escolas.
  98 a. LEÓN TROTSKY cria o Exército Vermelho soviético em 27 de fevereiro de 1918.
  93 a. nasce DEXTER GORDON, músico de jazz norte-americano, em 27 de fevereiro de 1923. Falece em 1990.
  90 a. nasce EFRAÍN SÁNCHEZ, ex-goleiro e ex-treinador colombiano, em 27 de fevereiro de 1926.
  88 a. nasce ARIEL SHARON no moshav (assentamento agrícola judeu) de Kfar Malal, no então Mandato Britânico da Palestina, no dia 27 de fevereiro de 1928 (há também notícias de que seu nascimento foi em 26 de fevereiro). Seu pai era um judeu de origem lituana e sua mãe uma judia russa. Os pais de Sharon fizeram parte da Segunda Aliá, um movimento sionista-socialista com orientação secular. Em 1942, com a idade de 14 anos, Sharon entrou na Gadna, uma força paramilitar formada por jovens, e mais tarde ingressou no Haganá, força paramilitar judaica clandestina que lutava pelo fim da administração britânica da Palestina. Quando o estado de Israel foi criado, em 1948, as milícias do Haganá formaram a base das forças armadas do país, Sharon tornou-se comandante das tropas da Brigada Alexandroni. Depois de enfrentar a Legião Árabe jordana durante a segunda batalha de Latrun, teve um grave ferimento na virilha durante uma tentativa frustrada de libertar judeus sitiados em Jerusalém. Em 1949 foi promovido a comandante da companhia e, em 1950, a oficial de inteligência do Comando Central. Ele então abandonou o cargo para estudar História e Cultura do Oriente Médio na Universidade Hebraica de Jerusalém. Um ano e meio depois, ele pediu para voltar à atividade militar, agora no cargo de major. Em agosto de 1953, por ordem do primeiro-ministro David Ben-Gurion, Sharon fundou e passou a comandar a Unidade 101, a primeira das forças especiais do Tsahal. A Unidade 101 realizou uma série de ataques contra os vizinhos palestinos, o que trouxe mais confiança a Israel e fortaleceu sua resistência. Entretanto, a unidade também foi criticada por ter atacado civis e soldados palestinos, no conhecido episódio do massacre de Qibya, no outono de 1953, quando cerca de 60 civis palestinos foram mortos num ataque, na Cisjordânia. O próprio Sharon explodiu casas com civis palestinos dentro[carece de fontes]. No documentário Israel e os árabes: 50 anos de guerra, Ariel Sharon recorda o confronto, que foi duramente condenado por muitos países ocidentais, inclusive pelos Estados Unidos: “Eu fui chamado para ver Ben-Gurion. Era a primeira vez que eu o encontrava, e, logo no início, Ben-Gurion me disse: 'Deixe-me contar-lhe uma coisa: não importa o que o mundo diga sobre Israel, não importa o que digam a nosso respeito em nenhum lugar. A única coisa que importa é que nós podemos existir aqui, na terra de nossos ancestrais. E, a menos que mostremos aos árabes que há um alto preço a ser pago pelo assassinato de judeus, nós não iremos sobreviver.' Pouco tempo depois, apenas meses depois de sua fundação, a Unidade 101 foi incorporada à 202 Brigada de Patrulheiros (da qual afinal Sharon tornar-se-ia comandante), que continuou a atacar alvos militares e civis, culminando no ataque à delegacia de polícia de Qalqilyah, no outono de 1956. Sharon é viúvo duas vezes. Logo após tornar-se instrutor militar, casou-se pela primeira vez, com Margalit. O casal teve um filho, Gur. Margalit morreu num acidente de carro em 1962. Gur morreu em outubro de 1967, depois que um amigo feriu-o acidentalmente quando brincava com um velho rifle de Sharon. Depois da morte de Margalit, Sharon casou-se com Lily, irmã mais nova da primeira esposa. Eles tiveram dois filhos: Omri e Gilad. Lily Sharon morreu de câncer em 2000.
Carreira política: Sharon ingressou na carreira política durante o governo do primeiro-ministro Menachem Begin. Sharon foi filiado ao partido Mapai, de esquerda, durante as décadas de 40 e 50. Entretanto, depois de afastar-se da vida militar, Sharon foi importante para a criação do Likud, partido liberal de centro-direita, em julho de 1973. O Herut, o Partido Liberal e outros setores independentes foram incorporados ao Likud e Sharon tornou-se coordenador da campanha para as eleições, marcadas para novembro do mesmo ano. Todavia, duas semanas e meia depois do início da campanha eleitoral, eclodiu a Guerra do Yom Kippur e Sharon foi chamado para comandar as forças militares. Em dezembro de 1973, Sharon foi eleito para a Knesset (Parlamento), mas um ano depois, cansado da vida política, renunciou. De junho de 1975 até março de 1976, Sharon foi assessor especial do primeiro ministro Yitzhak Rabin, trabalhando como um de seus conselheiros militares. Com a aproximação das eleições de 1977, Sharon tentou voltar ao Likud e substituir Menachem Begin como presidente do partido. Tentou convencer Simcha Ehrlich, que comandava o bloco do liberal do partido, de que ele teria mais chances do que Begin para vencer as eleições, mas não teve sucesso. Depois disso, tentou ingressar novamente no Partido Trabalhista e no centrista Dash, mas foi rejeitado por ambos. Formou então o seu próprio partido, o Shlomtzion, e conseguiu obter duas cadeiras no Knesset nas eleições subsequentes. Logo após as eleições, fundiu o Shlomtzion com o Likud e tornou-se Ministro da Agricultura. Nessa época, apoiava o Gush Emunim, movimento que encorajava os assentamentos judeus na Judeia e Samaria (território conhecido pela comunidade internacional como Cisjordânia). Sharon usou de sua posição para estimular a criação de uma rede de assentamentos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza e assim prevenir a possibilidade de retorno dos civis palestinos expulsos de lá. Conseguiu dobrar o número de assentamentos judeus na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Depois das eleições de 1981, Menachem Begin recompensou Sharon por sua importante contribuição para a vitória apertada do Likud, nomeando-o Ministro da Defesa. No ano seguinte, Sharon dirigiu as operações de evacuação do Sinai, nomeadamente da cidade de Yamit - que algumas centenas de colonos judeus irredutíveis se recusavam a deixar. Tropas do exército foram enviadas para retirá-los à força e demolir suas casas, na chamada "Operação Pomba Vermelha". A difusão do episódio pela televisão marcou por muito tempo a opinião pública de Israel. Como ministro da Defesa, Sharon passou a apoiar e atiçar os cristãos contra os muçulmanos no Líbano, com o objetivo de fazer daquele país um posto avançado de Israel. Em 1982, após repetidos ataques da OLP ao longo da fronteira do Líbano - então em guerra civil - tropas de Israel invadiram Beirute. Na mesma ocasião falangistas libaneses maronitas invadiram dois campos de refugiados palestinos - Sabra e Shatila - situados em área controlada pelo exército israeliano. Nesse episódio, segundo a Cruz Vermelha Internacional, 452 civis palestinos foram assassinados - embora outras fontes estimem o número de vítimas em até 3500 pessoas. Mais de 500.000 israelianos se manifestaram contra o massacre e em 8 de fevereiro de 1983, a comissão de inquérito oficial, dirigida pelo presidente da Corte Suprema de Israel, o juiz Yitzhak Kahan, publicou seu relatório, responsabilizando pessoalmente Ariel Sharon por não ter ordenado as medidas de segurança necessárias a impedir o previsível massacre. Assim, Sharon foi obrigado a deixar o Ministério. Mesmo depois de ser forçado a deixar o cargo, continuou na vida política fazendo parte de sucessivos governos: como ministro sem pasta (1983–1984), Ministro do Comércio e Indústria (1984–1990) e Ministro da Construção para Habitação (1990–1992). Durante este período, era rival do então Primeiro Ministro Yitzhak Shamir, mas não foi bem sucedido ao tentar substituí-lo como presidente do governista Likud nas várias oportunidades que teve. A rivalidade entre Shamir e Sharon teve seu ponto alto durante a "Noite dos microfones", em fevereiro de 1990, quando Sharon tomou o microfone de Shamir, que falava para o Comitê Central do Likud, e exclamou a frase que tornar-se-ia famosa: "Quem está varrendo o terrorismo?". A insinuação era que apenas Sharon sabia como desencorajar e acabar com os ataques. O incidente ficou marcado como uma tentativa aparente de derrubar a liderança de Shamir no partido. Durante o governo de Benjamin Netanyahu (1996-1999), Sharon foi Ministro da Infraestrutura Nacional e Ministro das Relações Exteriores (1998-1999). Com a vitória de Ehud Barak, do Partido Trabalhista, que assumiu o governo, Sharon tornou-se líder do Likud. Depois do colapso do governo de Barak, Sharon foi eleito Primeiro-Ministro de Israel, em fevereiro de 2001.
Fundação do Kadima: Em 21 de novembro de 2005, Ariel Sharon renunciou ao cargo de presidente do Likud e dissolveu o parlamento para formar um novo partido de centro chamando Kadima (Avante).
Doença e afastamento: A doença de Ariel Sharon cobre uma série de problemas médicos que o primeiro-ministro israelense teve, especialmente ao final de 2005 e início de 2006, quando ele sofreu dois derrames, sendo o último muito grave. Obesidade: Durante muito tempo permaneceu desconhecido o real peso de Ariel Sharon, ainda que pela sua aparência de forma geral, seja possível presumir que ele seja obeso. Amnon Dankner, editor da Maariv, especulou que o próprio Sharon não conhecia seu peso: "Pode ser verdade que o Primeiro-Ministro não saiba quanto ele pesa… visto que pessoas gordas não gostam muito de saber quanto elas pesam". Depois do primeiro derrame de Sharon, no final de 2005, os médicos informaram que Sharon pesava aproximadamente 118 quilos (ou 260 libras), quase 40 quilos acima do peso ideal para a sua altura (1,74 m ou 5'7"), o que pode ser diagnosticado como obesidade mórbida. A obesidade por si só pode não ter sido necessariamente a causa do derrame, porém as condições associadas, como colesterol alto, podem. A dieta de Sharon, segundo dizem, incluiria numa típica refeição ao fim do dia, bisteca ao molho chimichurri, costeletas de carneiro, kebab e uma variedade de saladas, seguida por um bolo de chocolate. Durante uma entrevista ele comeu uma lata inteira de batatas Pringles. Yediot Aharonot relata que seu comboio regularmente parava para comer em lanchonetes de fast food em Jerusalém. Segundo as reportagens, ele ria das tentativas das pessoas de forçarem-no a fazer dieta, incluindo as tentativas feitas por seus filhos, depois do seu derrame em dezembro de 2005. O Presidente dos EUA George W. Bush encorajava-o a fazer exercícios, dizendo: "Eu preciso de você saudável". Sharon frequentemente brincava sobre o seu próprio peso. Em outubro de 2004 quando perguntaram-lhe por que não vestia um colete à prova de balas por causa das frequentes ameaças de morte que recebia, Sharon sorriu e retrucou : "Não há um que seja do meu número".
O derrame de dezembro de 2005: No dia 18 de dezembro de 2005, Sharon foi enviado ao hospital de Hadassah Ein Kerem depois de sofrer um derrame brando, mais especificamente um tipo relativamente pouco comum de derrame chamado embolia paradoxal, na qual um coágulo da circulação venosa passa para a circulação arterial através de um orifício entre o átrio direito e o átrio esquerdo e vai para o cérebro, causando perturbações na fala e no andar. No seu caminho ao hospital Sharon perdeu a consciência, mas recuperou-a logo depois. Segundo foi reportado, ele quis deixar o hospital à tarde, pouco tempo depois da sua chegada, mas os médicos recomendaram que ele ficasse por mais um dia. Sharon passou dois dias no hospital e teve o problema do pequeno orifício no coração reparado através de um procedimento cirúrgico conhecido como caraterização cardíaca. Isto ocorreu nos primeiros dias de 2006.
O derrame de janeiro de 2006: No dia 4 de janeiro de 2006, Sharon sofreu um segundo derrame, muito mais grave. Houve uma hemorragia cerebral maciça que os médicos conseguiram sanar depois de duas operações separadas feitas na manhã seguinte. Sharon foi colocado em um respirador artificial. Alguns boletins sugeriram que ele estava com paralisia no corpo da cintura para baixo, outros disseram que ele lutava pela vida. As suas obrigações no governo foram entregues ao vice-primeiro-ministro Ehud Olmert. Sharon estava tomando anticoagulantes desde o primeiro derrame para prevenir a formação de outro coágulo, todavia essas drogas ao mesmo tempo que impedem a coagulação do sangue, aumentam também a ocorrência de casos de hemorragia além de gerar outras complicações no caso de uma intervenção cirúrgica na caixa craniana. Ariel Sharon morreu no dia 11 de janeiro de 2014, aos 85 anos, em Tel Aviv, depois de permanecer por oito anos em estado vegetativo.
  85 a. falece ANTÔNIO DINO DA COSTA BUENO. Nasceu em 15 de dezembro de 1854. Foi Presidente Interino do Estado de São Paulo em 1927. Promotor Público em 1875. Falece em 27 de fevereiro de 1931.
  84 a. nasce a atriz de cinema britânica, ELIZABETH TAYLOR em 27 de fevereiro de 1932. 
  83 a. Nasce o Cel. Ref.  GUNTHER ALFANO CLAUSSEN em 27 de fevereiro de 1933.
  83 a. do incêndio no edifício do REICHSTAG, o parlamento alemão, em 27 de fevereiro de 1933. No dia seguinte, a polícia, colocada sob a autoridade de HERMANN GOERING, ministro do Interior da PRÚSSIA, apresentava seu suspeito: um anarco-comunista holandês de 24 anos, o pedreiro MARINUS VAN DER LUBBE; o incêndio do REICHSTAG, de alguma forma, foi o ato fundador do III REICH, e escancarou as portas do poder para HITLER. De fato, em 5 de março de 1933, os nacionais-socialistas e seus aliados obtiveram 51,9% dos sufrágios. O processo de VAN DER LUBBE durou de setembro a dezembro de 1933, na Corte Suprema de LEIPZIG. Condenado à morte, LUBBE foi decapitado em 10 de janeiro de 1934.  
  82 a. nasce BAPTISTA-BASTOS, escritor português, em 27 de fevereiro de 1934.
  81 a. falece a compositora CHIQUINHA GONZAGA, aos 87 anos, em 27 de fevereiro de 1935.
  80 a. falece IVAN PETROVICH PAVLOV, fisiólogo e psicólogo russo, em 27 de fevereiro de 1936. Nasceu em 1849.
  77 a. GRÃ-BRETANHA e FRANÇA reconhecem o governo fascista de FRANCISCO FRANCO na ESPANHA, em 27 de fevereiro de 1939.
  75 a. morre JAMES JOYCE, escritor irlandês, em 27 de fevereiro de 1941.
  74 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: BATALHA DO MAR DE JAVA com a derrota das Marinhas americana, Inglesa, Holandesa e Australiana pela Marinha Imperial Japonesa, em que abre o caminho a estes para a invasão das ÍNDIAS ORIENTAIS HOLANDESAS, em 27 de fevereiro de 1942.
  73 a. nasce CARLOS ALBERTO PARREIRA em 27 de fevereiro de 1943. Comemorou seus 63 anos em MOSCOU, onde na quarta-feira, dia 1º de março de 2006, o BRASIL enfrentava a RÚSSIA, em jogo amistoso – RONALDINHO GAÚCHO foi dispensado por sentir dores no tornozelo. “Depois dos 60 a gente tem de agradecer a Deus por viver a cada dia. E agradeço por viver bem, com intensidade e feliz”, comemorou PARREIRA. “Continuo com simplicidade e pés no chão. Trabalhando com a mesma intensidade, carinho, vontade e diria até a humildade do começo da carreira”, enfatizou o técnico da seleção. PARREIRA iniciou sua carreira aos 24 anos como preparador físico do SÃO CRISTÓVÃO, no RIO, após se formar em 1966 pela Escola Nacional de Educação Física. Em 1968 assumiu seu primeiro desafio como técnico da seleção de GANA, quando se tornou vice-campeão da COPA AFRICANA. No ano seguinte, voltou para o BRASIL e assumiu a preparação física do VASCO. Em 1970, foi convocado como um dos preparadores físicos para a COPA DO MÉXICO, onde o BRASIL conquistou o tricampeonato. Atuou também no FLUMINENSE, até que em 1978, após passar dois anos como auxiliar-técnico da seleção do KUWAIT assumiu a equipe e não abandonou mais a carreira de treinador. Além da COPA DO MUNDO de 1994, fazem parte das conquistas inesquecíveis de PARREIRA alguns títulos nacionais, como o único CAMPEONATO BRASILEIRO do FLUMINENSE, e 1984, e os triunfos pelo CORINTHIANS: o Torneio RIO-SÃO PAULO e a COPA DO BRASIL, ambos em 2002.
Por causa da trajetória vitoriosa, PARREIRA frisou se sentir realizado. Nem exagerou na hora de pedir o presente dos seus 63 anos. “Quero continuar vivendo com saúde, desfrutando da presença de amigos, da minha família, porque isso é o mais importante na vida. O resto a gente agrega”. Quanto à conquista da COPA DE 2006, não fez previsões e optou por embarcar na brincadeira ao ser informado de que seu horóscopo prevê um período de prosperidade a partir do dia 18 de junho – data da estréia do BRASIL na ALEMANHA, contra a CROÁCIA. “Que bom! Tomara que seja cumprido. Não leio horóscopo, não acredito, mas tomara que seja cumprido integralmente”, brincou o técnico que na noite de 27 de fevereiro de 2006 seria presenteado pelos jogadores da seleção com um bolo, após o jantar.
  71 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: Os fuzileiros dos EUA ocupam a segunda pista da aviação na Ilha de IWO JIMA, em 27 de fevereiro de 1945.   
  66 a. GENERAL CHIANG KAI-SHEK é eleito presidente da República da CHINA, nome oficial da CHINA NACIONALISTA sediada em TAIWAN, em 27 de fevereiro de 1950.
  66 a. ÍNDIA apresenta a OLIVEIRA SALAZAR a primeira proposta de negociação para a reintegração dos territórios de GOA, DAMÃO e DIU na UNIÃO INDIANA, em 17 de fevereiro de 1950. A proposta é recusada. 
  66 a. nasce CLÁUDIA MELLO, atriz brasileira, em 27 de fevereiro de 1950.
  66 a. constitui-se no REINO UNIDO o segundo governo trabalhista de CLEMENT ATTLEE, em 27 de fevereiro de 1950.
  65 a. 22ª Emenda da Constituição dos EUA é ratificada, limitando o mandato presidencial a dois mandatos de quatro anos, em 27 de fevereiro de 1951.
  64 a. realizada a primeira reunião da ONU na sua sede permanente em NOVA YORK, em 27 de fevereiro de 1952.
  62 a. presidente egípcio, NAGUIB, recupera o poder do qual havia sido deposto pelo Conselho Militar da Revolução, dirigido por GAMAL ABDEL NASSER, em 27 de fevereiro de1954. GAMAL ABDEL NASSER continua como Presidente do Conselho de Ministros.
  60 a. nasce BETO BARBOSA, cantor brasileiro, em 27 de fevereiro de 1956.
  59 a. nasce ADRIAN SMITH, guitarrista inglês, em 27 de fevereiro de 1957.
  54 a. nasce ADAM BALDWIN, ator americano, em 27 de fevereiro de 1962.
  53 a. morre REJENDRA PRASAD, primeiro presidente da ÍNDIA, em 27 de fevereiro de 1963.
  52 a. das anotações feitas em 27 de fevereiro de 1964 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 8º  - DIA 233º - 5 anos e 267 dias na FORÇA PÚBLICA – 174 dias como ASPIRANTE – 161 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Nessa manhã a tropa treina pela primeira vez o HINO DO BATALHÃO DE GUARDAS, com o 2º TENENTE NELSON, da B.M.C, comandando o ensaio. Desde que estou no BG é a primeira vez que ouço o hino do batalhão. Para a tropa é apresentado um filme no CINE AUDITÓRIO “MAJOR ANTÃO”. Assisto-o também. Trata-se de uma produção alemã “PAIXÃO SELVAGEM”. Na Secretaria, entre os inúmeros ofícios que fizemos destacam-se aqueles em que apresentamos oito soldados ao CFA a fim de cursarem a Escola de Cabos e aquele em que mandamos onze soldados para o Regimento “9 de Julho” onde serão submetidos à instrução especializada e conseqüente seleção naquela Unidade. O SOLDADO JÚLIO, que foi meu aluno está sendo apresentado à Escola de Cabos entre os oito soldados acima mencionados. Nessa data sou eu quem dá aula no Cine “MAJOR ANTÃO”. Compareceram mais de vinte soldados.
Estou para deixar o BG, às 16:30 horas quando cai violenta pancada d´água. Mesmo assim, rumo à Estação TAMANDUATEÍ, onde embarco no trem das 17 horas. Em casa, depois de brincadeiras com os meus filhos, passo a assistir televisão: REPÓRTER ESSO – COELHO PERNALONGA – MOACIR FRANCO SHOW.  
  51 a. das tomadas de anotações referentes ao dia 27 de fevereiro de 1965 (sábado). ANO 15º - MÊS 8º - DIA 233º - 6 anos e 268 dias na FORÇA PÚBLICA - 280 dias como 2º TENENTE - 527 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Hoje é véspera de Carnaval. Muita gente perderá a cabeça, esquecendo os lares e fazendo muita confusão durante mais um reinado de MOMO. Outros procurarão se enganar a si próprio, esquecendo suas situações durante as brincadeiras pecaminosas do tríduo diabólico.
Nada quero com o Carnaval. Não pularei em salões, deixando isso para os bobos que, além de gastarem dinheiro, porão a própria saúde em risco.
Neste sábado passo um dia tranquilo, sem televisão, que está parada e agora também sem rádio que "pifou" hoje.
VICTOR HUGO me dá seu terceiro romance - NOVENTA E TRÊS - cujo primeiro volume começo a ler hoje. Antes lera OS MISERÁVEIS e O HOMEM QUE RI.
À tarde recebo um recado do Oficial de Dia do BG. Devo me apresentar ao Senhor TENENTE-CORONEL OSWALD HILDEBRAND, na quarta-feira, dia 3 de março, às 14 horas, para tratar de assunto relativo à próximas eleições. Isso é serviço à vista para o pleito eleitoral de 21 de março, quando então será sufragado nas urnas o nome do sucessor do senhor PRESTES MAIA, na Prefeitura paulistana. 
  51 a. com a aprovação do presidente JOHNSON, a aviação e a artilharia norte-americanas iniciam a escalada na guerra contra o VIETNÃ DO NORTE, em 27 de fevereiro de 1965.
  50 a. dos acontecimentos em 27 de fevereiro de 1966 (domingo). ANO 16º - MÊS 8º - DIA 232º - 7 anos e 268 dias na FORÇA PÚBLICA - 645 dias como 2º TENENTE - 892 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Eis outra data sossegadíssima. De manhã apenas ouço a famosa programação da BANDEIRANTES "SUCESSOS EM REVISTA", ouvindo as principais músicas da semana que passou. Em 13º lugar está "O PRINCÍPIO E O FIM; em 12º, AMOR PERDIDO; 11º, IL SILENZIO; 10º, A GAROTA DO BAILE; 9º, CANÇÃO FALANDO MAL DE VOCÊ; 8º, IL MONDO; 7º, A FESTA DO BOLINHA; 6º, A TUA VOZ; 5º, NÃO SABERÁS JAMAIS; 4º, A PESCARIA; 3º, A VOLTA; 2º, A PRAIA; 1º, QUERO QUE VÁ TUDO PARA O INFERNO.
O resto do domingo é dedicado ao lar, vivendo horas por demais sossegadas. Somente à noite é que saio com minha esposa e meus filhos. Vamos passear na ÁGUA FRIA, aproveitando a agradável noite deste domingo.
  49 a. adotada a bandeira de ANTIGUA, em 27 de fevereiro de 1967.
  45 a. por causa de graves distúrbios em CALI é declarado estado de sítio em todo o território da COLÔMBIA, em 27 de fevereiro de 1971.
  43 a. falece BILL EVERETT, cartunista estadunidense, em 27 de fevereiro de 1973. Nasceu em 1917.
  41 a. em PORTUGAL é aprovada a construção do Complexo Petroquímico de SINES, em 27 de fevereiro de 1975.
  38 a. Presidência, Assembléia e o Governo da República Portuguesa repudiam o pedido do dirigente líbio MOHAMAR KADAFI para a independência da ILHA DA MADEIRA, considerada pela Organização de Unidade Africana como pertencendo à ÁFRICA, em 27 de fevereiro de 1978.
  37 a. guerrilheiros do M-19 tomam de assalto a Embaixada da República Dominicana em BOGOTÁ, no dia 27 de fevereiro de 1979. Outras anotações nesta data: terça-feira de carnaval. 27º dia de férias. MARLENE chega de madrugada e acorda todo mundo. Nesta manhã encerro a leitura do romance “CECÍLIA”, de ALEXANDRE DUMAS. Começo a ler “O GIGANTE DE BOTAS” de OFÉLIA e NARBAL FONTES.
LUCINDA assiste um dos últimos capítulos da novela “A SUCESSORA”
Chuvas inundaram SÃO CAETANO DO SUL.
Termina hoje o Carnaval da Avenida TIRADENTES.
CHINA: 19 mil soldados mortos. O VIETNÃ contabiliza 17 mil mortos.
O prêmio do Teste 431 apontou um ganhador, mas, na verdade, se trata de um “bolão” entre 6 pessoas. Caberá a cada um 9 milhões e 400 mil cruzeiros.
Tentativa de um seqüestro de um TUPOLEV na SUÉCIA. Uma brasileira está entre as pessoas que o tentaram seqüestrar.
  30 a. da criação do CRUZADO, em 27 de fevereiro de 1986.
  30 a. da assunção do Comando Pol. Metropolitano (CPM) pelo Coronel PM GUNTHER ALFANO CLAUSSEN. Ele substituiu o Coronel PM JOÃO PESSOA DO NASCIMENTO, em 27 de fevereiro de 1986.
  29 a. nasce JEAN KABLUKOW FERCONDINI, em JUNDIAÍ, no dia 27 de fevereiro de 1987. Estreou na TV como o FELIPE de “MALHAÇÃO” (GLOBO) em 2004. Depois foi para a RECORD, onde viveu o NICOLAU de “BICHO DO MATO” (2006). Em 2008, interpreta o LUCAS na novela “CAMINHOS DO CORAÇÃO”, na RECORD.
  29 a. do retorno de minha mãe para POÁ, em 27 de fevereiro de 1987, após uma dura experiência no CENÁCULO DE NOSSA SENHORA, em SANTOS,  quando foi atacada pela catarata, perdendo a visão. CABO PM PICIRILLO, SOLDADO PM JOEL E SOLDADO PM MUNIZ, numa KOMBI, fazem a mudança de minha mãe. Outras anotações nessa data: no ano passado o CORONEL PM GUNTHER deixava o Comando da Área Centro (CPA/M-1) para assumir o Comando de Policiamento Metropolitano. Em 1985, o então TENENTE-CORONEL PM PIRÁGINI dava um “ralo” na tropa do 7º BPMM, embaixo da chuva. Isso originou uma crítica severa por parte da TV GLOBO. O CORONEL PIRÁGINI comanda, atualmente, o CPAM-4.
Os jornais de hoje dão a notícia de que a gasolina subiu de preço. O litro custa agora 11,30 cruzados. O álcool 7,35 cruzados. O óleo diesel 3,97 cruzados. O óleo combustível não teve aumento.
MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO faz um relatório sobre o emprego do 2º BPChq no “BRINCO DA PRINCESA”. A tropa ficou sem alimentação e não recebeu diária de diligência. Isso não poderá acontecer num caso idêntico. Não deveremos mandar o 2º BPChq tomar conta de campos dos outros municípios. Com os oficiais do reservado planejo a fiscalização de hoje à noite. O serviço será pesado. Inúmeros casos estão acontecendo na PM.
Faço uma Nota de Serviço a respeito da apuração das urnas após o Carnaval na Avenida TIRADENTES. Levo-a ao CPChq.
Com o CORONEL PM CRISCIBENE, TENENTE-CORONEL PM TASSO, TENENTE-CORONEL PM MENDES e MAJOR PM ADAUTO comparecemos ao CPM para cumprimentar o CORONEL PM GUNTHER pela passagem de seus 54 anos e o primeiro ano de Comando de Policiamento Metropolitano. Ali assistimos o TENENTE-CORONEL PM BIO falar na televisão acerca do Carnaval na Avenida TIRADENTES.
No 1º BPChq, depois das 18 horas, há um coquetel pelo aniversário de alguns oficiais daquela Unidade. O meu trabalho desta noite é estafante. Há alguns casos no serviço reservado. Além disso a FPF irá ser o local da apuração dos votos dados às Escolas de Samba. Minha tropa fará a segurança.     
  28 a. falece o então governador de SANTA CATARINA, PEDRO IVO DE CAMPOS, em 27 de fevereiro de 1988.
  27 a. uma revolta popular em CARACAS, contra a alta nos preços de gasolina e dos transportes, deixa dezenas de mortos e centenas de feridos, em 27 de fevereiro de 1989.
  26 a. adotada a bandeira da LETÔNIA, em 27 de fevereiro de 1990.
  25 a. falece o MAJOR PM BRÍCIO CYRINO NOGUEIRA, em 27 de fevereiro de 1991.
  25 a. Tropas do KUWAIT recuperam a capital do País. O presidente norte-americano GEORGE W. BUSH anuncia o fim da libertação do KUWAIT em 27 de fevereiro de 1991.
  22 a. falece o meu tio RENATO PINTO DA FONSECA, nascido em 16 de dezembro de 1917. Falece em 27 de fevereiro de 1994.
  22 a. da explosão de duas bombas no altar de uma igreja maronita da região de ZOUK, a 12 km da capital do LÍBANO, matando dez pessoas e ferindo 60, em 27 de fevereiro de 1994. De acordo com o relato dos sobreviventes, as bombas explodiram quando se formava uma fila para a comunhão em frente ao altar. O chão da igreja ficou coberto por poças de sangue, restos de roupas e estilhaços de vidro. A maioria das vítimas era mulher.
  21 a. SALVATORE “TOTO” RIINA, Chefe da MÁFIA, e outros 47 suspeitos, membros da organização criminosa, vão a julgamento, sob acusação de cumplicidade em 48 assassinatos na SICÍLIA, em 27 de fevereiro de 1995.
  21 a. Banco da INGLATERRA intervém no BERINGS, o sexto maior banco inglês de investimento, em 27 de fevereiro de 1995. A instituição encontra-se à beira da falência, devido aos investimentos especulativos de um corretor no mercado de futuros de SINGAPURA.
  20 a. falece a atriz do cinema mudo ETHLYNE CLAIR, mais conhecida por seus papéis ao lado do caubói HOOT GIBSON, aos 91 anos, vítima de problemas respiratórios, num hospital de LOS ÂNGELES, em 27 de fevereiro de 1996.
  20 a. apresentação do tenor espanhol JOSÉ CARRERAS no TEATRO AMAZONAS, iniciando as comemorações do CENTENÁRIO desse teatro. O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO compareceu, acompanhado de dona RUTH CARDOSO, em 27 de fevereiro de 1996.
  20 a. de uma tendinite sofrida pelo JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, no braço direito. Foi ao Hospital Militar para engessar o braço. O seu tio, JOSÉ, guiou o seu carro. Passou também pelo local de trabalho, o CSM/AM, obtendo sete dias para ficar com o gesso, em 27 de fevereiro de 1996.
  20 a. de um engavetamento monstro, envolvendo 120 veículos na BÉLGICA, com nove mortos. Nesse mesmo dia, 27 de fevereiro de 1996, um avião militar caiu no deserto do SUDÃO, com 91 pessoas mortas.
  20 a. da descoberta dos assassinatos da enfermeira MARIA DAS GRAÇAS MENDES DE CARVALHO, de 44 anos, e seu filho, WASHINGTON LUIZ CARVALHO DA SILVA, de 22 anos, por OSNI ANTUNES, em 27 de fevereiro de 1996. Os dois corpos foram encontrados dentro de um “freezer”, mais de um mês depois do crime.
 20 a. são lançados no JAPÃO os primeiros games da série multimilionária da NINTENDO, POKÉMON, em 27 de fevereiro de 1996.
     
 17 a. das seguintes anotações feitas em 27 de fevereiro de 1998: o calor retornou neste final de mês. Com a pressão alta, apesar de tomar regularmente o remédio RENITEC, vou para SÃO PAULO nesta sexta-feira, no ônibus COCAIA. Um assalto a um posto bancário de uma empresa de GUARULHOS faz com que a polícia execute uma perseguição pela VIA DUTRA e FERNÃO DIAS. Na altura do km 90 é interceptado um GOL. Um dos ladrões tenta explodir uma granada, atracado ao PM que o domina. A poucos metros, o assaltante OMAR DA SILVA FIRMO, num LOGUS, aciona uma granada que acaba explodindo em seu colo, matando-o. O tráfego de veículos fica difícil na DUTRA.
Mantenho um contato telefônico com o jornal REGIONAL DE DRACENA sobre o caso de TUPI PAULISTA. Fico sabendo que não irá se concretizar a tal mudança do nome da AVENIDA 9 DE JULHO para  JOSÉ FORTES. Mais tarde, já no MMDC, apronto as cópias do documento da sociedade a respeito desse assunto de TUPI PAULISTA encaminhando-as aos vereadores e outras pessoas daquele município. Através fax, envio uma cópia para o prefeito. Através telefone, converso com o filho do ex-prefeito JOSÉ FORTES, fazendo-o ver da inconveniência dessa troca de nomes, muito embora o seu pai seja o homenageado.
CORONEL CANAVÓ embarcará às 18:30 horas para CACHOEIRA PAULISTA. Desse município, irá para SILVEIRAS, onde passará a noite. Amanhã, participará das solenidades de aniversário da cidade. Converso com o veterano SEVERINO DOS SANTOS, através telefone. Conto a ele como andam as coisas em TUPI PAULISTA. Foi ele que trouxe ao nosso conhecimento o que estava ocorrendo na cidade, envolvendo, indiretamente, o MMDC. Retorno a GUARULHOS, às 17 horas, no EXPRESSO COCAIA, condução muito mais rápida que o EXPRESSO BRASILEIRO.
Mais uma parte do EDIFÍCIO PALACE II desabou, às 12:54 horas. Desta vez foram varandas, salas e cozinhas de 22 andares do prédio. A implosão do que restou do prédio deverá acontecer amanhã, ao meio-dia.
O prédio do BANESPA, no centro de SÃO PAULO, sofreu seis tremores consecutivos. O prédio foi esvaziado e os engenheiros se reuniram com a diretoria do Banco. A liberação do prédio é anunciada por volta das 21 horas.   
 16 a. NIGÉRIA celebra eleições presidenciais, que põem fim a quinze anos de governos militares, em 27 de fevereiro de 1999. O triunfo é para OLUSEGUN OBASANJO. Outras notícias neste sábado: LUCINDA conta-me que o senhor JOSÉ BOARETTO, abandonado pela esposa e filhos, sozinho no casarão, anda procedendo de maneira estranha. Ontem foi jogar um prato de macumba no córrego dos Japoneses, após fazer o sinal da cruz, na presença dos trabalhadores que estão canalizando o córrego.
MARLENE está nervosa porque o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA saiu ontem e ainda não voltou. Ele gosta de “encher a cara”.
Na biblioteca, durante o transcorrer do sábado, releio minhas memórias. Faço isso de 22 de fevereiro a 7 de março nos anos de 1981 a 1985. Mais recente, releio 1º a 7 de março de 1996 a 1998.
Às 16 horas, começa a TAÇA LIBERTADORES DAS AMÉRICAS. PALMEIRAS x CORINTHIANS fazem um jogo tumultuado. O CORINTHIANS estréia o novo técnico EVARISTO MACEDO. No PALMEIRAS, FELIPE SCOLARI. O PALMEIRAS vence por 1 a 0. CLÉBER e MARCELINHO CARIOCA, do CORINTHIANS, são expulsos. MARCELINHO CARIOCA chegou a fazer o gol de empate que o bandeirinha invalidou, achando que ele estava impedido.
Às 17 horas, embriagado, chega JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA. O rapaz é trabalhador, mas viciado na bebida. MARLENE não tem sorte com os seus homens. Assisto na TV as reclamações do povo sofrido com as enchentes. Ontem, tivemos sete óbitos causados pelas chuvas. Em ITAQUERA, houve até bloqueio da avenida por parte dos moradores.
Telefono para o CORONEL PM Ref GUNTHER ALFANO CLAUSSEN, que hoje completa 66 anos de idade. Ele gosta de relembrar episódios passados em sua vida profissional. Como trabalhei com ele alguns anos, conheço bem a sua maneira de se conduzir. O CORONEL PM GUNTHER é um dos poucos homens que pautou na vida de caserna por uma conduta impecável, exigindo muito de seus subordinados, mas sempre dando o exemplo. Já há anos na reserva, seus pensamentos são os mesmos. Também telefono para o CORONEL PM PLINIO ANGANUZZI, conselheiro do MMDC. O assunto é sobre a reunião de 9 de março.
Procuro manter um contato com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Quem atende é dona OÇAINE, sua esposa. Estou pensando em fazermos uma homenagem para o CORONEL PM Ref IRANI PARANÁ DO BRASIL.    

ACONTECEU EM 27 DE FEVEREIRO DE 2001  :  -    TERÇA-FEIRA
Pela manhã, pela TV GLOBO, acompanho o desenrolar da apuração dos votos dos jurados na escolha da Escola campeã do carnaval paulistano. NENÊ DA VILA MATILDE e VAI–VAI são as escolas de samba que se sagraram CAMPEÃS do CARNAVAL PAULISTA de 2001. ROSAS DE OURO pegou o terceiro lugar. GAVIÕES DA FIEL e X-9 ficaram em quarto. Em sexto: ÁGUIA DE OURO e CAMISA VERDE E BRANCO. Em 8º lugar, MOCIDADE ALEGRE; em 9º, ACADÊMICOS DO TUCURUVI; em 10º, LEANDRO DE ITAQUERA; em 11º MORRO DA CASA VERDE; em 12º, UNIDOS DE SÃO LUCAS; 13º, IMPERADOR DO IPIRANGA; 14º, PÉROLA NEGRA. As duas últimas escolas são rebaixadas.

A saúde do governador licenciado MÁRIO COVAS piorou e entrou numa fase “EXTREMAMENTE GRAVE”. De acordo com boletim médico, COVAS enfrenta infecção generalizada, obstrução intestinal e trombose venosa profunda. Os rins também estão afetados. O quadro avança para a falência múltipla dos órgãos, conforme pronunciou o médico DAVID UIP. O cardeal emérito dom PAULO EVARISTO ARNS lhe deu a absolvição, santa unção dos enfermos, a eucaristia e uma bênção de NOSSA SENHORA.

Um dos momentos de maior emoção do CARNAVAL DE JESUS, comandado pelo padre MARCELO ROSSI, foi quando o bispo dom FERNANDO FIGUEIREDO fez uma oração pela saúde de MÁRIO COVAS. “Vamos orar pelo governador”, disse o bispo, diante de 85 mil pessoas que lotaram o estacionamento do SHOPPING INTERLAGOS para dançar e cantar músicas religiosas em ritmo de marchinhas.

Durante todo o desenrolar desta terça-feira de Carnaval a televisão mostra frashes do INCOR, onde muita gente importante vai levar o seu apoio a MÁRIO COVAS, bem como reportagens sobre o Carnaval em várias partes do BRASIL e no mundo.

O PM ED CARLOS GONÇALVES DOS SANTOS estava sozinho na 5ª Companhia do 29º BPMM quando três homens chegaram em um fusca azul, chamaram o soldado e lhe deram três tiros; socorrido ao PS TIDE SETÚBAL, o PM não resistiu e entrou em óbito. Os assassinos fugiram sem levar nada, nem a arma do PM.

O banqueiro WALTHER MOREIRA SALLES, fundador do UNIBANCO, MORREU aos 88 anos, em sua casa de campo, no condomínio DENASA, em ARARAS, distrito de PETRÓPOLIS, no RIO. Nascido em 28 de maio de 1912, criou o UNIBANCO em 1967 e o levou a ser um dos maiores bancos do PAÍS.
A família não divulgou a causa da morte. O corpo será cremado no Cemitério do CAJU, no dia 1º de março.

Morre o escritor venezuelano ARTURO USLAR PIETRI, em 27 de fevereiro de 2001.

A destruição das estátuas dos BUDAS, no AFEGANISTÃO é defendida pelo líder taleban MUHAMMAD OMAR.

O PAULO CÉSAR retornou do passeio à casa de praia dos parentes de sua namorada KÁTYA. LUCINDA soube que, na nossa rua, pela manhã, mataram um colega do PAULO CÉSAR que estava no interior de um ônibus. Um carro teria seguido o coletivo e uma pessoa alvejou o rapaz numa ação típica de vingança.
As Escolas de Samba UNIDOS DE VILA MARIA e UNIDOS DO PERUCHE vencem o Grupo 1 e sobem para o Grupo Especial em 2002.

2 002 :  -   QUARTA-FEIRA
Depois de alguns dias bons de fevereiro, surge essa quarta-feira chuvosa, um tanto quanto desagradável. O trânsito está muito ruim nesta manhã. Na reunião de oficiais das 11 horas, fico sabendo que MÁRIO MARGARIDO e ELÁDIO foram dar aula, logo cedo, no hospital DANTE PAZZANESE. Já retornaram dessa palestra que versou muito sobre a tal prisão de ANDINHO e a corrupção na polícia. Esse sujeito sempre deu dinheiro para policiais corruptos. No entanto, a aula também envolveu um coronel do PIAUI, VIRIATO, mau caráter, ladrão, quadrilheiro, preso num quartel com todas as mordomias e que ontem foi transferido para uma prisão no MARANHÃO.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, quando chego, às 14 horas, encontro o Sr. PIRES e o CORONEL RENALDO. Durante um bom tempo conversamos sobre uma frente de trabalho que começará a funcionar no Monumento–Mausoléu no início de março. O Cel. RENALDO irá verificar na Secretaria da Cultura o pagamento da segunda parcela referente à prestação de serviços do MMDC, conforme PLANO DE AÇÃO assinado com essa secretaria. Ele levará um esboço de relatório que elaborei sobre esse assunto.
O CORONEL PM VALDIR SUZANO, prestando serviço na ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS pede a minha presença nessa Entidade, amanhã, para tratarmos de um convênio, onde essa Associação bancará os gastos com os nossos funcionários.
Notamos que o ônibus itinerante que ficou 40 dias defronte o MMDC, vendendo livros espíritas, deixou ontem SÃO PAULO.

SÃO PAULO GOLEIA NO PIAUÍ E SE CLASSIFICA. JÁ O SANTOS TROPEÇOU NA VILA AO EMPATAR COM O INTER – O SÃO PAULO goleou o FLAMENGO por 5 a 0, em TERESINA, com gols de FRANÇA (3), REINALDO e KAKÁ, e garantiu vaga na terceira fase da COPA DO BRASIL sem necessidade de disputar o jogo de volta. Já o SANTOS se complicou ao empatar por 3 a 3 com o INTERNACIONAL, na VILA BELMIRO.

POLÍCIA VÊ CRIME COMUM NA MORTE DOS PREFEITOS DO PT. A polícia praticamente descartou hoje motivações políticas para os assassinatos dos prefeitos petistas CELSO DANIEL, de SANTO ANDRÉ, e ANTÔNIO DA COSTA SANTOS, o TONINHO DO PT, de CAMPINAS. Segundo as investigações, os dois foram vítimas de crimes comuns. Mais um acusado pela morte de CELSO DANIEL foi preso hoje. Pelo menos 12 pessoas são suspeitas de participação no caso, quatro das quais estão detidas. Exames apresentados comprovaram que a munição da pistola 9 mm que matou TONINHO DO PT foi disparada pela mesma arma usada no seqüestro de uma criança de 9 anos, em CAMPINAS, crime assumido por “ANDINHO”, preso na segunda-feira, dia 24.

MORREU o comediante inglês SPIKE MILLIGAN, líder do programa de rádio THE GOON SHOW, que nos anos 50 revelou o ator PETER SELLERS e inspirou novos humoristas, como o grupo MONTY PYTHON. Foi vítima de uma insuficiência renal, aos 83 anos, em SUSSEX, na INGLATERRA.

Foi operado o jogador de basquete MICHAEL JORDAN, de uma lesão no menisco do joelho direito, que estava rompido. JORDAN deve ficar pelo menos um mês sem atuar pelo WASHINGTON WIZARDS. Aos 39 anos, tido como o melhor jogador de todos os tempos, ele voltou à liga americana nesta temporada, depois de três anos de afastamento.

Anunciada a contratação do economista HENRI PHILLIPPE REICHSTUL, de 52 anos, para a presidência da GLOBOPAR, holding e braço financeiro das ORGANIZAÇÕES GLOBO. Ex–presidente da PETROBRÁS, REICHSTUL terá como missão comandar o processo de reestruturação das ORGANIZAÇÕES GLOBO para continuar em bases sólidas e manter a liderança do setor de mídia na América Latina.

Anunciada a venda da GAROTO, última grande fabricante de chocolates nacional , para a suíça NESTLÉ. Com a compra, a NESTLÉ alcança 53,8% do mercado brasileiro e ultrapassa a KRAFT FOODS, dona da LACTA.

O JORNAL DA TARDE publica que WANDERSON PAULO LIMA, o ANDINHO, preso por ter comandado diversos seqüestros na capital, admitiu que pagou a policiais para ser solto e confirmou ter participado do assassinato de CELSO DANIEL. Também era destaque que RICARDO TEIXEIRA queria ROMÁRIO na Seleção.

2 003   :  - QUINTA-FEIRA
O GALO DA MADRUGADA, maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o “GUINESS BOOK”, o livro dos recordes, vai quebrar hoje uma tradição de 26 anos e, pela primeira vez, desfilará duas vezes em um mesmo Carnaval. A decisão foi tomada pela agremiação como forma de homenagear uma rua de RECIFE, a CONCÓRDIA, grande pólo da folia na cidade, 50 anos atrás. O desfile está previsto para começar às 21 horas, uma hora após a concentração, na praça JOAQUIM NABUCO, a cerca de um quilômetro do centro da cidade.

DIÁRIO OFICIAL DE 27 DE FEVEREIRO DE 2003 publica a TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO MAJOR PM EDMAR PEREIRA DOS SANTOS, do 23º BPMI. Nasceu em 22 de setembro de 1953. Entrou para a Corporação em 14 de agosto de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de  1980. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de  agosto  de  1981;  1º  Tenente – 15  de  dezembro de 1985; Capitão – 24 de maio de 1990; Major – 24 de maio de 2002.

Temperatura de 29 graus. Chego na AORPM por volta das 11:15 horas, onde corto o cabelo e converso com alguns conhecidos. Reunião com VICTÓRIO sobre segurança nos dias carnavalescos. Querem a minha opinião quanto a liberação dos oficiais, ou seja, cada um trabalhando por conta própria e não no nome da entidade. Acho plausível a idéia e não me oponho.
Sociedade Veteranos de 32-MMDC: quando chego, quase às 14 horas, o Sr. MARCONDES está falando muito alto com o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO. Quero saber do que se trata. Percebo que o nosso presidente está fora de si, estressado, adoentado, com graves problemas familiares. Em seguida, ele se afasta. Uma reunião para dirimir dúvidas sobre a de amanhã, do CONSELHO SUPREMO, é realizada com o CARRARO, GENERAL BUENO e dona MARIA HELENA MARCONDES. Esta retirou do Fórum quatro volumes sobre o processo movido pelo IPH contra a NESTLÉ/FARAH SERVICE/MMDC. Um desembargador resolveu determinar a suspensão das obras, talvez não conhecendo a realidade da situação. É um verdadeiro crime interromper as obras de restauro do Monumento–Mausoléu, pois poderão acarretar sérios prejuízos. O desembargador arcará com as conseqüências? acho que não. Vestirá o manto da impunidade, como juiz, e escreverá no processo uma série de bobagens. Deverá haver interferência de pessoas ligadas ao famigerado MASSARANI, um verdadeiro diplomata da safadeza. Vamos discutir pontos principais que serão abordados amanhã e queremos colocar em votação a situação atual, para decisão dos conselheiros. 
A situação do MMDC não é nada boa. Agora, não bastando os inimigos declarados: CANAVÓ, ROMEU e PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, começa uma onda de malcriações do próprio presidente, Sr. MARCONDES, confundindo os seus amigos. A primeira delas foi contra o GINO STRUFFALDI no dia 19 último. Agora, hoje, não sei porque, o MARCONDES gritou com o CARRARO e se retirou da Sociedade ameaçando se demitir. Isso é o que realmente desejam os conselheiros que pretendem dar um outro destino ao MMDC. O estresse do presidente poderá acarretar danos irremediáveis para a Sociedade na reunião do CONSELHO SUPREMO de amanhã.

O SÃO PAULO venceu o SANTO ANDRÉ por 4 a 2, à noite, no MORUMBI, e se classificou para as semifinais do CAMPEONATO PAULISTA. ITAMAR, com três gols, foi o destaque sãopaulino. O adversário do TRICOLOR será a PORTUGUESA SANTISTA, que garantiu a vaga ao empatar com o GUARANI por 0 a 0. A outra semifinal será CORINTHIANS x PALMEIRAS.

O secretário municipal da SAÚDE de SÃO PAULO, EDUARDO JORGE, deixou o cargo com críticas à prefeita MARTA SUPLICY. Ele alega razões “técnicas e políticas”: não admitia lotear cargos para facilitar negociações com vereadores. A Prefeitura contesta a acusação e informa que EDUARDO JORGE foi demitido por “necessidade de mudanças”.

O procurador–geral da REPÚBLICA, GERALDO BRINDEIRO, denunciou no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL o senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES e o deputado JOSÉ ROBERTO ARRUDA, por quebra do sigilo do painel de votação do Senado, em 2000. A bancada do PT levará ao Conselho de Ética possíveis ligações de ACM com “grampo”.
 
Seis metros quadrados. Esse é o espaço no qual o narcotraficante LUIZ FERNANDO DA COSTA, O FERNANDINHO BEIRA-MAR, passará 22 horas e meia de cada um dos próximos 30 dias de sua vida. Hoje, às 4:46 horas, ele entrou no presídio de segurança máxima de PRESIDENTE BERNARDES, a 589 km de São Paulo, com um ar de arrogância. Chegou perguntando por quanto tempo ficaria em São Paulo e reivindicando regalias a que estava acostumado em BANGU 1, no RIO: TV, rádio, jornais, revistas e visita íntima. Informado de que não teria nada disso, reclamou. Uma hora depois, porém, a prepotência virou espanto com o tamanho da cela individual onde ficará completamente isolado. Terminava assim uma longa noite que começara às 23:30 horas, quando o traficante deixou o presídio de BANGU 1 em direção à Base Aérea de Santa Cruz. De lá, decolou num bimotor CESSNA CARAVAN da Polícia Federal para Presidente Prudente, aonde chegou às 3:57 horas. Sua transferência foi decidida depois da onda de terror que dominou o RIO.
O Governador GERALDO ALCKMIN garantiu que a permanência do marginal na penitenciária de segurança máxima de PRESIDENTE BERNARDES será por apenas trinta dias. Mas a governadora do RIO, ROSINHA GAROTINHO, já avisou: não quer o traficante de volta. 

A polícia civil do RIO matou hoje seis supostos traficantes, prendeu pelo menos dez pessoas e ocupou treze favelas no segundo dia da operação RIO SEGURO. Entre a noite de quarta–feira, dia 26 e hoje, 8 ônibus foram queimados e quatro depredados. Numa vistoria em BANGU 3 e 4, foram achados 111 celulares, radio-transmissores, munições, cocaína e até um laptop.

A polícia do Estado americano de CONNECTICUT informou hoje que o incêndio que matou 10 pessoas e feriu 23 em um asilo de HARTFORD foi provocado por uma enfermeira de 23 anos, que ateou fogo nos seus lençóis, na madrugada de quarta–feira, dia 26. O incêndio, que começou por volta das 3:30 horas (6:30 horas no BRASIL) e demorou duas horas para ser apagado, destruiu boa parte do Centro Médico GREENWOOD. Os bombeiros chegaram rapidamente, mas tiveram dificuldades em socorrer muitos dos quase 150 idosos que lá viviam, já que parte estava presa a cadeiras de rodas e a leitos hospitalares.

O IRAQUE anunciou hoje que concorda em destruir seus mísseis AL– SAMOUD 2. Os membros não permanentes do CONSELHO DE SEGURANÇA da ONU pediram detalhes sobre as propostas para tomar uma decisão.
 
Os três astronautas tripulantes da Estação Espacial Internacional –cuja sorte estava em dúvida desde o desastre do ônibus espacial COLÚMBIA – vão voltar para casa a bordo de uma nave russa SOYUZ e serão substituídos por uma tripulação de apenas duas pessoas. Segundo a NASA, o próximo vôo deve acontecer entre o final de abril e o início de maio. A decisão de usar naves SOYUZ foi tomada depois de intensas negociações entre os 16 países parceiros da construção da estação.

Um complexo de prédios angulares, com uma torre espiral de 541 metros, desenvolvido pelo arquiteto alemão DANIEL LIBESKIND, terá os edifícios mais altos do mundo. O projeto foi escolhido na quarta–feira, dia 26, para substituir o WORLD TRADE CENTER, em NOVA YORK, destruído nos atentados de 11 de setembro de 2001. Considerado um símbolo de poder e de coragem, o complexo com os novos prédios, chamado de WORLD CULTURAL CENTER, prevê a construção, junto do prédio mais alto do planeta, de dois edifícios de 507 metros com “design” reticulado – que reproduz a textura do revestimento externo do WTC. A obra também prevê dois parques milimetricamente estudados, dispostos em forma de X, de forma que permitirá que o Sol brilhe, sem sombra, entre 8:46 e 10:28 horas em cada 11 de setembro, coincidindo com o período do impacto do primeiro avião comercial e a queda da segunda torre nos atentados terroristas daquele dia de 2001.

CONDENADA a ex–presidente da República Sérvia da BÓSNIA, BILJANA PLAVSIC, de 72 anos, a onze anos de prisão, por crimes contra a humanidade cometidos durante a GUERRA DA BÓSNIA, pelo TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL, em HAIA.

A atriz BRIDGET FONDA, 39 anos, foi hospitalizada em SANTA MÔNICA, nos EUA, depois de sofre um acidente de carro em MALIBU.

2 004   :  -  SEXTA-FEIRA        162152164132
Teremos nessa manhã uma reunião do CONSELHO SUPREMO, no Quartel do Comando Geral da PMESP, onde o comandante geral, Cel ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, é o presidente nato do CONSELHO. Não sabemos qual será sua reação na primeira reunião deste ano, depois de todos os últimos acontecimentos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, e também com os fatos que ele enfrentou na sua vida profissional. Levanto cedo nesta sexta-feira e, na biblioteca, lanço os últimos apontamentos no computador, preparando-me para essa reunião.
Por volta das 10 horas estou chegando no QCG. Procuro a 5ª Seção EM/PM para apresentar a idéia da presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO no sentido de homenagear TOBIAS DE AGUIAR, fundador da PMESP, no mês de outubro. Converso com o MAJOR LUZ e outros oficiais dessa seção. Aí vou para a reunião do Conselho Supremo, que está se iniciando. Verifico as presenças dos seguintes conselheiros: Cel JAIRO PAES DE LIRA, Cel RUBENS CASADO, LUIZ SÉRGIO CARRARO, WÁLTER TAVERNA, Cel R/R ARY CANAVÓ, Cel ANTÔNIO CARLOS MENDES, Major LUIZ PESCE DE ARRUDA, Major CODELO, MARIA HELENA MARCONDES, ROMEU CICCONE, ARIOVALDO CHACUR (acompanhado de seu filho AFIF), EGBERTO MAIA LUZ, MINISTRO GUÁLTER GODINHO (acompanhado de sua esposa), GERALDO FARIA MARCONDES, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, Cel Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, 1º Tenente HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS, 1º Tenente BARRETO, NICANOR, Cel Res RENALDO ALVES DA SILVA, Cel Res ROBERTO LEMES, Cel Res GUIMARÃES, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, Capitão R/R GINO STRUFFALDI, desembargador LUIZ EDUARDO CORREIA DIAS.
Noticia-se o falecimento de dona ZULEIKA, do CLUBE PIRATININGA, cujo passamento aconteceu na semana passada. A missa de sétimo dia será hoje no CLUBE PIRATININGA, onde ela militou muitos anos; leitura da ATA ANTERIOR, que é aprovada. O Cmt Geral, Cel ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, presidente nato do CONSELHO, passa a palavra ao Cel MENDES, atual presidente em exercício da Diretoria Executiva da Sociedade. Este fala sobre a problemática criada pela LEI esdrúxula e descabida que criou o MMDCA, sobre a reunião da CLARO com o vice-governador, da qual ele participou e indica três nomes de associados para serem futuramente conselheiros: Cel CELSO CARLOS CAMARGO, JOSÉ CARLOS SCALEA E BRUNO PIAGENTINI NETO. Tal não é a nossa surpresa com as palavras altamente ofensivas de ROMEU CICCONE contra essas indicações, dizendo que a Diretoria Executiva não está em condições de fazer as mesmas, dada a atual situação da Sociedade. O presidente coloca em votação essa propositura de ROMEU e dezesseis conselheiros aceitam o argumento do inimigo declarado da atual diretoria.  O pior é que tudo foi combinado anteriormente, inclusive com o 1º Tenente HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS trazendo dois votos por procuração de dois CORONÉIS que não freqüentam a Sociedade há dez anos, mas que são conselheiros eméritos: Cel ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA e Cel AMÉRICO VICTOR SALVATO, o que é uma grandissíssima sacanagem. Soube-se depois que esses dois votos foram cabalados em ITU pelo Cel PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. É um ambiente altamente constrangedor para o Cel MENDES. O segundo assunto da pauta é a LEI que criou o MMDCA. Depois de muita conversa há um consenso de que essa lei não pode vingar, pois fere totalmente a história do MMDC. Falam a respeito: Cel PAULO, Sr. PIRES, MAJOR ARRUDA, CARRARO, Cel CANAVÓ e outros.
O terceiro tópico da pauta é o problema do site do MMDC. O Cmt Geral diz que não seria conveniente ficar na PM e sim ser um site independente da Sociedade. Acontece o que o Cel ROBERTO LEMES se pronuncia: criar o site é fácil, o difícil é a sua manutenção e isso a Sociedade não tem condições por falta de gente. Fica então decidido que o site será estudado pela PMESP, com a feitura de um projeto por oficiais que entendem de informática.
Constava da pauta a eleição do CONSELHO FISCAL e da COMISSÃO DE SINDICÂNCIA. O presidente adia esse problema porque não há ambiente entre os conselheiros para essas eleições.
Então vem a parte crucial da reunião: o restauro do OBELISCO. Um circo está montado por ROMEU e caterva. Usa-se aquela reportagem maliciosa e mentirosa da TV BANDEIRANTES, preparada por CARVALHOSA. ROMEU faz teatro para impressionar os conselheiros. Verdadeira palhaçada. Há debates acalorados, falando CARRARO, Cel PAULO, Sr. MARCONDES e outras pessoas. Como essa situação está na Justiça, resta-nos aguardar o pronunciamento da mesma. As obras estão paradas por causa disso. CARRARO quer uma reunião com membros das BELAS ARTES para se verificar qual o melhor caminho a ser tomado. Não se chega a uma conclusão satisfatória. O Cel ALBERTO então usa de palavras veementes: não consegue entender porque todos querem o restauro e existem essas divergências que emperra a obra; estamos ferindo melindres? estamos ferindo vaidades? É um antagonismo barato e gratuito, desgastando a imagem da Sociedade. Estamos lavando roupa suja fora de casa. As fotos demonstradas pela tv são preocupantes. Será que a liminar do juiz irá resolver alguma coisa? ele, comandante geral, está muito preocupado com que a PM seja envolvida nessa disputa infantil, desnecessária. Pede para que não se envolva o nome da Corporação nessa pendenga inútil.  Finalmente, num gesto deselegante e antipático o Cel PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES pede a renúncia da atual Diretoria Executiva. O Cmt Geral diz que essa idéia é extremamente perigosa e é desconsiderada nesta reunião, declarando-a encerrada.
Vamos ainda permanecer um tempo considerável no QCG conversando com vários conselheiros, principalmente MAJOR ARRUDA, NICANOR, MENDES e eu. Acompanhado do MENDES vamos para a Sociedade. São quase 14 horas. Sinceramente não gostei dessa reunião e não escondo o meu ponto de vista: a renúncia coletiva da Diretoria Executiva se faz necessária para que os nossos inimigos resolvam todas essas situações que eles mesmo causaram. É uma “guerra” gratuita, imoral, caluniadora, enxovalhando os nomes dos atuais diretores.
Já na Sociedade, vamos atender a vários telefonemas. Um deles é do próprio CARRARO. Diz ele que gostou da reunião porque as garras dos nossos detratores foram mostradas. Depois é a vez do Sr. MARCONDES que pretende retornar já na segunda-feira, dia 1º de março. Diz que os peritos estiveram hoje pela manhã no Monumento-Mausoléu e que CARVALHOSA se fazia presente e entrou em atrito com um deles.
A rede GLOBO quer entrevistar-nos na segunda-feira, inserindo o MMDC nos 450 anos de SÃO PAULO.
Há pontos positivos nesta tarde, mas estou amargurado com a reunião do CONSELHO SUPREMO e isso não escondo de ninguém. Irei apresentar um documento escrito na semana que vem, sugerindo a renúncia coletiva da Diretoria Executiva.
Ainda aguardo VICTÓRIO e ELÁDIO, que, por telefone, querem conversar comigo ainda nesta tarde. Trata-se de assuntos que não puderam ser tratados hoje face o atropelo da reunião do CONSELHO. Atendo-os e os coloco em condições de poder dirigir ainda hoje uma aula de segurança marcada na CRUZ AZUL e que eu não estava sabendo.
Profundamente amolado regresso para casa. Estou vendo que meu tempo no MMDC, na DIRETORIA EXECUTIVA, pode estar chegando ao final. Ainda redijo um documento com data de segunda-feira, contando o que estou sentindo e exigindo um paradeiro nessas acusações caluniosas e estéreis, pois estão causando a “implosão” da Sociedade.

Na Sociedade, nesta tarde, tomo conhecimento de uma reportagem sobre a reforma do OBELISCO, publicada no jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, edição de 17 de fevereiro, no seguinte teor:
OBELISCO DO IBIRAPUERA SERÁ ENCAPADO MAIS UMA VEZ. Depois de muita polêmica em torno da propaganda, restauro do monumento irá recomeçar em março.
Encapado para reforma. Assim ficará novamente o Obelisco do Ibirapuera a partir de março. O monumento, criado para homenagear os soldados paulistas da Revolução de 1932, não passava por uma reforma há vinte anos, estava cheio de rachaduras e infiltrações e agora será novamente envolvido por uma tela protetora para a continuação das obras. O embandeiramento do monumento causou muita polêmica no final do ano passado, já que foi patrocinado pela empresa CLARO de telefonia. Movimentos civis de cidadania e preservação se posicionaram contrários ao “capuz” colocado pela empresa, que trazia seu logotipo e produtos comercializados. Mesma postura foi adotada por um descendente do criador do Obelisco. O processo de restauro do Obelisco, que inclui o Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, deve custar 1,5 milhão de reais e está entrando em sua terceira fase. Tanto tempo sem manutenção deixou o Obelisco uma esponja. “Inúmeras rachaduras apareceram, provocando infiltração. Os cupins de cimento agravaram a situação, abrindo túneis na estrutura e o trânsito das avenidas próximas abalaram a estrutura”, explicou MICHEL FARAH, presidente da FARAH SERVICE, empresa que promove a parceria para a realização das obras. Nessa terceira etapa está prevista a impermeabilização das paredes do mausoléu, que deve estar concluída até setembro. Todo o trabalho começou em 2001. Foi necessário refazer até mesmo a planta do monumento. Na primeira etapa foram recuperadas as partes hidráulica e elétrica e, na segunda, a restauração integral do corpo do Obelisco e da frente do Mausoléu.
Criado pelo escultor GALILEU EMENDABILI e inaugurado há 50 anos, o monumento possui versos de GUILHERME DE ALMEIDA em suas quatro faces. Os poemas falam do amor à pátria, liberdade e coragem. Sob o Obelisco, no mausoléu, descansam os restos mortais de 800 soldados, entre eles os estudantes MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO (MMDC), mártires da Revolução de 32.
CONFLITO – Em 1932, em SÃO PAULO, ocorreu um conflito armado chamado de Revolução Constitucionalista. Os integrantes do movimento defendiam uma nova Carta para o País, para evitar os abusos que acreditavam estar sendo praticados pelo governo.
A revolta, que reuniu cafeicultores, líderes urbanos e a população foi derrotada, mas o presidente GETÚLIO VARGAS nomeou um representante da elite paulista para governar o Estado, numa tentativa de apaziguar a oposição. Em memória dos soldados foi erguido o Obelisco. Com 72 metros de altura, começou a ser planejado em 1934 e se tornou um ícone da cidade de SÃO PAULO.
PROPAGANDA FOI PONTO DE DISCÓRDIA.
A propaganda instalada pela CLARO em torno do Obelisco foi apenas o pavio de uma discórdia ainda maior. A tela foi colocada no final do ano passado e retirada em janeiro deste ano a pedido do governador GERALDO ALCKMIN. Mas, mesmo assim, a confusão se prolongou. As obras foram suspensas no final de janeiro graças a uma liminar conseguida por PAULO EMENDABILI SOUZA BARROS DE CARVALHOSA, neto do arquiteto e escultor GALILEO EMENDABILI. O motivo alegado por EMENDABILI é a conservação do monumento e a manutenção dos direitos autorais. Segundo ele, as obras estão danificando a parte externa do OBELISCO em função dos ganchos das estruturas metálicas, que foram projetadas para dar suporte a uma cobertura de proteção e publicidade. Além disso, EMENDABILI acredita que as obras sejam responsáveis por novas infiltrações de água no monumento.
EMENDABILI já havia obtido uma liminar anterior para poder entrar no monumento e ver como andavam as obras. Segundo ele não havia nenhuma reforma e, por isso, a Justiça foi acionada novamente. Na época, ele afirmou que a CLARO estava explorando indevidamente a imagem do monumento. Chegou a ser acusado de estar tentando obter algum acordo financeiro, usando a prerrogativa de ter a posse dos direitos autorais do monumento. A imensa publicidade projetada para cobrir a escultura durante as obras foi motivo de discussões entre cidadãos, jornalistas, empresários e toda a população. Integrantes da administração municipal apelidaram a cobertura de “camisinha do OBELISCO”.
A SOCIEDADE VETERANOS DE 1932, responsável pelo monumento foi a Entidade que conseguiu o patrocínio para dar andamento à reforma e que contratou a FARAH SERVICE para controlar as obras.  O financiamento integral é da CLARO. Todos os direitos sobre o monumento são da SOCIEDADE DOS VETERANOS, mas a segurança da área é de responsabilidade da POLÍCIA MILITAR, portanto do Governo do Estado, e o terreno é uma doação da PREFEITURA. Percebe-se então que a briga pode ser ainda maior.”
Ainda nesse jornal, está publicado o seguinte:
“NO FUTURO, UM CONJUNTO ÚNICO – Dentro de três anos, aproximadamente, o OBELISCO, um dos mais conhecidos ícones da cidade de SÃO PAULO, deverá estar integrado ao PARQUE DO IBIRAPUERA. Essa intervenção faz parte de uma série de projetos que darão nova aparência a uma das maiores áreas verdes urbanas da cidade. O parque terá uma sala de espetáculos – projetado em 1954 por OSCAR NIEMEYER - e alamedas remodeladas, além da fonte já inaugurada. Para que a integração seja realizada, o traçado atual da avenida PEDRO ÁLVARES CABRAL, no sentido avenida BRASIL-DETRAN, será alterado. A inclusão do OBELISCO dará ao PARQUE uma área adicional de 72 mil metros quadrados. A licitação para as alterações na avenida ainda não foi aberta.”

VANDERLEI LUXEMBURGO foi demitido hoje do comando do CRUZEIRO, depois de um desentendimento com a diretoria do clube. LUXEMBURGO foi avisado de sua dispensa durante uma reunião na TOCA DA RAPOSA 2 com o presidente ALVIMAR PERRELLA e o vice-presidente de futebol, ZEZÉ PERRELLA. Em entrevista no fim da tarde, ele disse que pela manhã estava decidido a deixar o clube e colocou o cargo à disposição, mas depois mudou de idéia e pediu para continuar. Os dirigentes não aceitaram, entendendo que não havia mais clima para sua permanência.

GUSTAVO KUERTEN conseguiu pela segunda vez em sua carreira chegar à decisão do BRASIL OPEN. Campeão do torneio em 2002, GUGA derrotou hoje o argentino JOSÉ ACASUSO por 2 sets a 1. Disputará a final contra outro argentino, AGUSTÍN CALLERI, que derrotou na semifinal o peruano LUÍS HORNA. Caso vença amanhã, o brasileiro acabará com um jejum de quase três anos sem conquistar um título no saibro, seu piso preferido. O último foi em STUTTGART, em julho de 2001. Antes do jogo, GUGA encontrou o mito MARIA ESTHER BUENO, que batia bola na quadra central do BRASIL OPEN, na COSTA DO SAUÍPE. GUGA se divertiu no encontro com a tricampeã do torneio de WIMBLEDON (1959, 1960 e 1964). “Eu quero que você me ensine a como fazer um bom voleio em WIMBLEDON”, pediu o tenista, que não se dá bem no torneio inglês. Prontamente, ela o levou próximo à rede e com a mão em seu braço explicou o movimento. Com muito conhecimento de causa, MARIA ESTHER foi uma das poucas tenistas da sua época a ter o estilo saque e voleio.
Além dos três títulos de simples em WIMBLEDON, MARIA ESTHER conquistou quatro no US OPEN, o GRAND SLAM americano que em sua época era conhecido como o NACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS. Foi ainda campeã de duplas em WIMBLEDON (em 58, 60, 63, 65 e 66), no US OPEN (60, 62, 66 e 68), no ABERTO DA AUSTRÁLIA (60) e em ROLAND GARROS (60, duas vezes, uma delas em duplas mistas). Foi também campeã dos JOGOS PAN-AMERICANOS, em 1963, em sua cidade, SÃO PAULO, em simples e duplas. Espetacular é pouco para o currículo de MARIA ESTHER BUENO.

Quem passa pela MARGINAL DO TIETÊ, perto da ponte CRUZEIRO DO SUL, pode achar que se planeja por ali uma festa de casamento ou um evento promocional. Mas a tenda branca que chama a atenção vai abrigar a IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS, uma dissidente da UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, que prepara o terreno para a construção de sua grande sede. A entidade resolveu montar uma espécie de igreja de plástico para abrigar os fiéis enquanto a obra não fica pronta. O material da construção, na verdade, é lona “com solda eletrônica, alta durabilidade; não passa calor, tem garantia de segurança e é antichama”. A estrutura – muito usada em festas rave - foi adaptada pela comportar as janelas arredondadas que caracterizam o templo.

Os funcionários de bingos voltaram hoje às ruas para protestar contra a Medida Provisória que proibiu a atividade no País.  Em SÃO PAULO, cerca de 1.500 pessoas segundo a Polícia Militar, tomaram conta de uma das pistas da Avenida SUMARÉ, na zona oeste. Outra manifestação ocorreu no centro de SANTO ANDRÉ, com 800 pessoas. Também houve protestos em JUNDIAÍ, PORTO ALEGRE e outras cidades de todo o País. Os atos em SÃO PAULO são uma preparação para a passeata programada para segunda-feira pela FORÇA SINDICAL, que espera reunir 20 mil pessoas, em 1 º de março. Haverá concentração na Avenida PAULISTA e caminhada até a ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. Hoje, em JUNDIAÍ, o protesto reuniu cerca de 500 pessoas. Ônibus com funcionários de casas de bingo, vindos de SÃO PAULO, PIRACICABA, CAMPINAS e VALINHOS, reforçaram a manifestação. Outro ato paralisou o trânsito de grandes avenidas de PORTO ALEGRE. Até hoje, foram lacradas e apreendidas 1.200 caça-níqueis em quatorze Estados. Para o Ministério da Justiça, a MP está dando resultado, pois a maioria dos bingos estava fechada em todas regiões.

O ouvidor da Polícia de SÃO PAULO, ITAJIBA CRAVO, questiona a forma como foi feito o flagrante da soldado da Polícia Militar, CRISTIANE  SENCHE ZACARIAS, de 35 anos, acusada de ser co-autora – junto com o empresário FÁBIO BEZERRA, de 25 anos - da morte do TENENTE-CORONEL PAULO ROBERTO ZACARIAS CUNHA, de 47 anos, seu ex-marido, no sábado de Carnaval, na cidade de ARAÇATUBA. “Acho estranho o autor dos disparos ter confessado crime e estar preso preventivamente e a soldado, que estava no mínimo há 60 km do local, ter sido detida em flagrante”, sustenta CRAVO. O oficial foi morto com dois tiros nas costas. BEZERRA confessou o assassinato.        

O Zoológico de SÃO PAULO anunciou hoje que o uso de raticidas no parque foi suspenso, assim como os trabalhos da empresa responsável pela desratização, cujo nome é mantido em sigilo. Mais três animais morreram, vítimas de contaminação por fluoracetato de sódio, veneno de comercialização proibida no País. Já são 59 vítimas. A administração do parque prometeu repor os bichos.
Morreram três porcos-espinhos, subindo para 40 o número de mortes desse animal. Eles estavam em recinto afastado do público, onde restam apenas três animais. A polícia se reuniu hoje com representantes do IBAMA. Os investigadores ainda ouviram testemunhas do caso. A suspeita principal recai sobre cinco ou seis funcionários. “Tudo leva a crer que o envenamento é doloso”, disse o delegado ANTÔNIO CHAVES MARTINS FONTES, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital.

NASCEU JOÃO FELIPE, filho da top model CAROLINE RIBEIRO, de 24 anos, e do ex-modelo PAULO LOURENÇO, em SÃO PAULO.

LIBERADA a cantora RITA LEE, depois de quinze dias de internação. Ela teve alta do Hospital ALBERT EINSTEIN nesta sexta-feira. A cantora tinha sido hospitalizada em razão de uma crise de estresse que a obrigou a cancelar sua agenda  de shows.

A Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de SÃO PAULO foi homenageada hoje pelos seus ONZE ANOS de existência, através de uma sessão solene na Assembléia Legislativa. Entre os presentes: Deputado RAFAEL SILVA (que organizou a sessão), Deputado UBIRATAN GUIMARÃES, Cel WÁGNER FERRARI (chefe da assistência militar da Assembléia Legislativa, representando o Cmt Geral, Cel ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES); o desembargador ÁLVARO LAZZARINI, presidente do Tribunal Eleitoral do Estado de SÃO PAULO e outras autoridades.

INTERROMPIDA a missão inédita dos astronautas MICHAEL FOALE e ALEXANDER KALERI, que pela primeira vez deixaram vazia a Estação Espacial INTERNACIONAL. O retorno à estação aconteceu às pressas após ser detectado um defeito na roupa de KALERI.

CENSURADOS os bispos americanos, por não terem agido de forma eficiente nos casos de denúncias de abuso sexual de crianças. A censura foi feita pelo NATIONAL REVIEW BOARD, um painel de leigos católicos convocado pelos bispos para analisar as denúncias. Pesquisas divulgada há uma semana revelou que 4.450 clérigos já foram acusados de pedofilia nos EUA desde 1950.

A tensão política e os violentos conflitos nas ruas de CARACAS, que resultaram em dois mortos e 15 feridos, mais o esvaziamento da reunião do G-15 (Grupo de dezenove países em desenvolvimento) levaram o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA a antecipar em 24 horas a sua volta ao BRASIL – ele acabou cancelando a agenda oficial de amanhã, quando termina o encontro do G-15, e deixou a capital venezuelana hoje à noite, às 20:50 horas. Tendo desembarcado na cidade na noite do dia 26, quinta-feira, LULA acabou ficando apenas 24 horas na VENEZUELA. A razão oficial anunciada pelos auxiliares do presidente para antecipar o retorno foi sua decisão de visitar o vice-presidente JOSÉ ALENCAR, que está internado no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. O esvaziamento da reunião de cúpula do G-15 foi outra razão –não admitida oficialmente - para LULA desistir de ficar em CARACAS. Dos 19 países-membros, apenas 5 mandaram seus presidentes e um – a JAMAICA - o primeiro-ministro. Os conflitos entre o governo CHÁVEZ e a oposição venezuelana foram sentidos de perto pelo presidente LULA. No momento em que retornava do PALÁCIO DE MIRAFLORES ao HOTEL HILTON, à tarde, depois de reunião com CHÁVEZ e com o presidente da ARGENTINA, NÉSTOR KICHNER, ao HOTEL HILTON, LULA sentiu um forte ardor nos olhos. Eram os efeitos de uma bomba de gás lacrimogêneo atirada por integrantes da GUARDA NACIONAL contra manifestantes que se aproximaram do local em que estão hospedados os representantes dos  países-membros do G-15.

FINALMENTE, nesta noite, assisto o capítulo da minissérie UM SÓ CORAÇÃO que apresenta o início da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. Antes, com certa dose de realismo, mostra o episódio sangrento de 23 de maio, com a morte de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO. Com seus amores e seus contratempos, esses rapazes entraram na causa pela democracia do País e vão perder suas vidas na PRAÇA DA REPÚBLICA, esquina com BARÃO DE ITAPETININGA. Entram também na revolução, em julho de 32, os personagens JOAQUIM, o libanês SAMIR (que casou com MARIA LUIZA), FREDERICO (irmão de ANA), os filhos do falecido CORONEL TOTONHO. O senador FREITAS VALLE ainda é do lado de GETÚLIO VARGAS, tendo recebido OSVALDO ARANHA, na VILA KYRIAL, em 22 de maio. Os intelectuais da época, como MÁRIO DE ANDRADE, GUILHERME DE ALMEIDA, OSWALD DE ANDRADE e muitos outros, estão do lado dos revolucionários. Aparece também a figura de MARIA SOLDADO (era a empregada do CORONEL TOTONHO, que se dedica à causa da revolução e lidera um punhado de mulheres que vão para o campo de batalha).
Como a SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC colaborou na pesquisa para a veracidade dos fatos e dos trajes da época, observo esses detalhes que foram conservados na minissérie, identificando-se os grupos revolucionários.
                 
A Escola de Samba TOM MAIOR, segunda colocada do GRUPO DE ACESSO do carnaval paulistano, entrou no sambódromo às 21:30 horas, com uma hora de atraso. A agremiação, que homenageia os operários em seu samba-enredo, foi a primeira a desfilar na APOTEOSE do carnaval. Na preleção, pouco antes da entrada na avenida, o vice-presidente, TIAGO MEIRA, agradeceu aos integrantes a volta à elite do samba, depois de quatro anos no GRUPO DE ACESSO. A MANCHA VERDE, campeã do ACESSO, desfilou em seguida.

READMITIDO como membro do COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL o IRAQUE. O País estava suspenso desde maio do ano passado, devido à guerra que derrubou o regime de SADDAM HUSSEIN. Com a readmissão, poderá enviar atletas aos JOGOS OLÍMPICOS em agosto. Em ATENAS.

O ex-líder da seita responsável pelo ataque letal com gás sarin contra o metrô de TÓQUIO em 20 de março de 1995 e uma série de outros crimes, que deixaram 27 mortos, foi condenado hoje à noite à morte pela forca. A defesa do guru SHOKO ASAHARA, fundador da seita ENSINO DA VERDADE SUPREMA, já apelou da sentença. Apesar de o JAPÃO ter a pena de morte, na prática, poucas execuções chegam a ser aplicadas por causa da demora no processo de apelação. ASAHARA, de 48 anos, cujo verdadeiro nome é CHIZUO MATSUMOTO, foi condenado por treze acusações, entre elas a responsabilidade pelo atentado com gás sarin, que deixou 12 mortos e 5 500 feridos, e pelo assassinato de outras 15 pessoas.

Pelo menos 110 pessoas continuam desaparecidas nas FILIPINAS, após uma explosão e um posterior incêndio em um ferryboat na madrugada de hoje. Uma pessoa morreu e doze ficaram feridas. A maioria dos 744 passageiros e 155 tripulantes sobreviveu pulando no mar ou usando botes salva-vidas. As autoridades dizem que os desaparecidos podem ter morrido no incêndio – que durou 12 horas -, afogados ou salvos por pesqueiros. As equipes de resgate terão de esperar pelo menos dois dias para que o ferryboat esfrie antes de entrarem na embarcação para procurar os corpos. O barco seguia de MARIVELES para a PENÍNSULA DE BATAAN, e pegou fogo perto da Baía de MANILA.
  
2 005  :   -    DOMINGO
Leio na revista TV&LAZER “UM DIA NA VIDA DE JACK”. JACK BAUER está de volta. Nos EUA, seu retorno mobilizou mais de 15 milhões de espectadores que assistiram à estréia da quarta temporada de “24 HORAS” em janeiro. Os críticos americanos elegeram este ano da série o melhor. Do elenco original, restaram apenas JACK (KIEFER SUTHERLAND), TONY ALMEIDA (CARLOS BERNARD) e integrantes da UCT, principalmente CHLOE (MARY LYNN RAJSKUB) – que continua mal humorada e teimosa, para a sorte do herói. Depois de ser demitido da UCT, JACK resolveu pisar no freio e reconstruir sua vida: superou o vício em heroína, arrumou uma namorada e trabalha com o secretário de Defesa americano. Mas a tranqüilidade não dura muito tempo. Em uma reunião na UCT, o agente se envolve com a prisão de um turco procurado pelo FBI e vê seu chefe, o secretário HELLER, ser seqüestrado junto com AUDREY – filha de HELLER e namorada de JACK. Ele então obriga a agente DRISCOLL a reintegrá-lo à equipe da UCT. TONY entra na trama somente após algumas horas, depois de ser abandonado pela mulher e liberado da prisão. Desta vez, JACK e seus aliados precisam resgatar HELLER e AUDREY e parar um ataque à internet. Daí por diante, os telespectadores já sabem o que esperar e poderão acompanhar, semana a semana, um dia na vida de JACK – o que, na verdade, parece muito mais um mês.

O CORONEL MENDES telefona-me para dizer que não virá neste domingo em casa, pois o trabalho de sua neta, DÉBORA, poderá ser entregue até quarta-feira. Amanhã, levarei uma pequena biografia de MONTEIRO LOBATO quando de nosso encontro, à tarde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O MENDES lê para mim um manifesto dos ex-combatentes de 32, a favor de ADHEMAR DE BARROS quando este se candidatou à presidência do BRASIL.

Chove bastante neste domingo. Na tarde, LUCINDA recebe a visita de seu irmão JOSÉ, acompanhado da DORA. No sossego de minha biblioteca, procuro imprimir as páginas de minhas memórias, referentes aos dias da semana passada. Esse sossego vai até a chegada do IAGO. O menino está interessado em saber como funciona a impressora, além de acompanhar o meu trabalho de colar as folhas no livro que estou completando, referente aos dias 19 a 23 de fevereiro. Isso somente vai terminar por volta das 21 horas.

Mantenho uma longa conversa telefônica com o CORONEL Ref GUNTHER ALFANO CLAUSSEN, que hoje está completando 72 anos de idade. Ele dá a notícia da morte do CORONEL Ref JÚLIO PAULO BELICKAS. Trabalhei com ele na área de choque, quando comandou o 2º BPChq. Nasceu em 12 de abril de 1934. Entrou na então FORÇA PÚBLICA em 13 de fevereiro de 1951. O BELICKAS foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1956. Suas promoções: 2º Tenente – 24 de maio de 1958; 1º Tenente – 24 de maio de 1963; Capitão – 25 de agosto de 1966; Major – 15 de dezembro de 1975; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1979; CORONEL – 16 de julho de 1982. Foi DIRETOR DE APOIO LOGÍSTICO, tendo então passado para a reserva. A última vez que eu me encontrei com esse oficial foi numa solenidade no 2º BPChq, quando ele foi homenageado por ter sido um de seus comandantes.
O CORONEL GUNTHER está movendo uma “guerra” contra a CRUZ AZUL, tendo entrado na Justiça para não se ver obrigado a pagar desconto em folha, que ele julga forçado, pois já paga 11% para o governo. Indispôs-se com o CORONEL PM Ref ALAOR SILVA BRANDÃO, um dos diretores da Associação dos Oficiais da PMESP, onde também deixou de ser sócio.
        
Com um gol de DANILO, o SÃO PAULO venceu o CORINTHIANS por 1 a 0, hoje, no MORUMBI, e segue firme na liderança do PAULISTÃO. O corintiano COELHO desperdiçou um pênalti quase no final do jogo.
O SANTOS sofreu, mas acabou derrotando o SÃO CAETANO na VILA BELMIRO, por 3 a 2. Com o resultado, a equipe assumiu o segundo lugar do Campeonato, já que o MOGI MIRIM foi goleado pelo MARÍLIA por    4 a 0. Outros resultados: ITUANO 1 x PALMEIRAS 4; PORTUGUESA SANTISTA 3 x PAULISTA 2; INTER, DE LIMEIRA 2 x GUARANI 2; SOROCABA 4 x RIO BRANCO 2.

Hoje, pela manhã, as irmãs ANNA MARIA REINELT, 24 anos, e EVA CRISTINA, 25, foram ao Hospital do Rim e Hipertensão, na VILA MARIANA, para visitar ANNA PAULA, que recebeu o órgão da mãe, IZILDA, 50 anos, na última quinta-feira, dia 24. As três irmãs sofrem de uma doença renal rara, e se reuniram para comemorar o sucesso da cirurgia, que vai livrar a jovem da hemodiálise. Animada, a família acredita que o fim do sofrimento está próximo para as outras também.

O governador GERALDO ALCKMIN e o prefeito JOSÉ SERRA foram alvo de um protesto de estudantes hoje no evento de inauguração do campus da USP, em ERMELINO MATARAZZO, na zona leste da Capital. Enquanto parte das 1.200 pessoas que participaram do evento aplaudiam, cerca de 50 alunos da Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes vaiaram e exibiram faixas e cartazes com reivindicações. As aulas na universidade começam amanhã.

Uma quadrilha de cerca de quinze homens fortemente armados fez um arrastão em dez apartamentos de um prédio de classe média no ALTO DA LAPA, em uma ação que durou seis horas. Setenta moradores ficaram sob a mira dos assaltantes na garagem do edifício. Três veículos foram roubados. Ninguém foi preso.

O PM SANDRO COSTA DOS SANTOS, 26 anos, foi morto ontem à noite dentro de um bar na rua JOSÉ MARIA CASTRO, VILA PENTEADO, zona norte. Minutos antes de ser assassinado, o PM havia sido avisado por sua namorada que dois homens pretendiam matá-lo, mas não deu importância ao alerta. A polícia já identificou os possíveis autores do crime. SANTOS foi baleado no rosto, pescoço, costas, tórax, abdômen, na cabeça e nas nádegas. Levado ao Hospital VILA NOVA CACHOEIRINHA, ele não resistiu aos ferimentos. Por volta das 21:30 horas, a namorada do PM, uma estudante de 19 anos, estava na laje da casa dela com amigos quando ouviu dois homens falarem que iriam matar um “coxinha” (gíria usada para policial militar). A garota tentou intervir, falando aos rapazes que o PM que eles pretendiam assassinar era seu namorado. Os assassinos falaram para ela não se intrometer e foram embora. A garota, então, foi correndo até o bar onde SANTOS estava. Lá, disse ao namorado o que tinha escutado. O PM não se intimidou e permaneceu no local. Os assassinos chegaram no bar e sem dizer nada executaram SANTOS.

MORREU do coração, neste domingo, o diretor e dramaturgo HAMILTON SARAIVA, de 72 anos. Carioca, SARAIVA chegou a SÃO PAULO em 1953, onde ingressou na GUARDA-CIVIL. Dois anos depois, fundou o GRUPO JAMBAÍ DE COMÉDIA. Em 1965, passou a exercer importante atuação na Federação Paulista de Teatro Amador, nos cargos de diretor e conselheiro. Querido por amigos como o diretor AFONSO GENTIL, dedicou 50 anos de sua vida ao teatro amador, celeiro de artistas entre as décadas de 1950 a 1970. Entre suas peças, ANGELICUS PROSTITUTO, cujo tema era a corrupção no cotidiano, foi encenada profissionalmente na década de 1970, com o palhaço PIOLIM no elenco. Professor aposentado do ECA-USP, SARAIVA foi internado há duas semanas na UTI do IGESP, na BELA VISTA, devido a problemas cardíacos. Velado na Igreja da PENHA, será enterrado amanhã à tarde no Cemitério da PENHA.

O meia ROGER FLORES, que estava desde o início de 2004 no BENFICA, de PORTUGAL, voltou para o futebol brasileiro e para perto da namorada ADRIANE GALISTEU. Ele foi contratado pelo CORINTHIANS e desembarcou em SÃO PAULO na quinta-feira, dia 24 de fevereiro. ROGER vai morar no apartamento de GALISTEU, no bairro de HIGIENÓPOLIS, e já chegou exigindo que a apresentadora, que é palmeirense, vire a casaca. Neste domingo, a apresentadora foi ao MORUMBI assistir a estréia do namorado, no clássico contra o SÃO PAULO. Ele entrou no segundo tempo, mas não conseguiu evitar que a equipe fosse derrotada por 1 a 0.

O suíço ROGER FEDERER, líder do ranking mundial, superou o croata IVAN LJUBICIC hoje e conquistou o título do TORNEIO DE DUBAI, nos EMIRADOS ÁRABES, pelo terceiro ano consecutivo. O espanhol RAFAEL NADAL, de apenas 18 anos, vive excelente fase e deve aparecer já entre os 30 tenistas melhores do mundo. Depois de vencer o ABERTO DO BRASIL, no dia 19 de fevereiro, NADAL foi campeão do ABERTO DO MÉXICO, em ACAPULCO, na noite do sábado, ao bater seu compatriota ALBERT MONTAÑES.

“DIÁRIOS DE MOTOCICLETA”, do diretor brasileiro WÁLTER SALLES, surpreendeu e ganhou o OSCAR de melhor canção com “AL OTRO LADO DEL RIO”. O prêmio de melhor filme ficou com “MENINA DE OURO”. GISELE BÜNDCHEN apareceu pela primeira vez em um evento ao lado do namorado, o ator LEONARDO DiCAPRIO. Os vencedores do OSCAR: CLINT EASTWOOD (MENINA DE OURO) como melhor diretor; JAMIE FOXX (RAY), melhor ator; HILARY SWANK (MENINA DE OURO), melhor atriz; MORGAN FREEMAN (MENINA DE OURO), melhor ator coadjuvante; “BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS”, como melhor roteiro original;  “SIDEWAYS”, como melhor roteiro adaptado; “O AVIADOR”, melhor fotografia; “O AVIADOR”, melhor montagem; “O AVIADOR”, melhor direção de arte; “O AVIADOR”, melhor figurino; “EM BUSCA DA TERRA DO NADA”, como melhor trilha sonora; “AL OTRO LADO DEL RIO”, como melhor canção; o melhor filme estrangeiro foi “MAR ADENTRO”; o melhor longa de animação “OS INCRÍVEIS”; o melhor longa documentário “NASCIDOS EM BORDÉIS”; melhor som “RAY”; o filme de melhores efeitos sonoros ficou para “OS INCRÍVEIS”; os efeitos visuais “HOMEM ARANHA 2”; maquiagem ficou para “DESVENTURAS EM SÉRIE”; o curta de ficção vencedor “WASP”; o curta documentário “MIGHTY TIMES” e o curta de animação “RYAN”.  

O PAPA JOÃO PAULO II apareceu inesperadamente hoje na janela da Policlínica GEMELLI, em ROMA, onde está internado desde quinta-feira, dia 24. Sentado em uma cadeira de rodas, ele abençoou, com o sinal da cruz, o pequeno grupo de pessoas do lado de fora. Aos 84 anos, o PAPA foi submetido na semana passada a uma traqueostomia, cirurgia para facilitar a respiração. Hoje foi o primeiro domingo, em 26 anos de papado, que ele deixou de rezar o ângelus, mas enviou uma mensagem aos fiéis.
 
O governo iraquiano informou hoje que mais um nome foi riscado do baralho com 55 membros do regime deposto no IRAQUE procurados pelas autoridades. Meio-irmão de SADDAM HUSSEIN, SABAWI IBRAHIM HASAN AL-TIKRITI, ex-chefe da inteligência do governo e ex-assessor do líder deposto, foi capturado por autoridades sírias, que o entregaram ao IRAQUE. Representado pelo seis de ouro do baralho distribuído aos soldados em 2003, ele era o número 36 da lista dos 55 alvos do Exército dos EUA no IRAQUE e é acusado de financiar grupos armados iraquianos.

2 006   :   -   SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL
Levanto tarde. Na madrugada assisto um filme sobre carnaval, com músicas antigas, de 2002. Volto aos meus tempos de garoto, quando cantava essas músicas.
LUCINDA quer que eu vá até um caixa eletrônico para retirar dinheiro. É que os pedreiros estão trabalhando no telhado da casa velha que compramos em 19 de janeiro. 
Pela primeira vez entro na casa. É um lixo. Os moradores deixaram as dependências muito sujas, com manchas pretas nas paredes. Não sei quantos dias serão precisos para colocar a mesma em condições de ser usada por mim. Pretendo colocar a hemeroteca num dos cômodos, desafogando a minha biblioteca.
Aproveito essa segunda-feira de carnaval para elaborar a ata da reunião da Diretoria Executiva do dia 16 de fevereiro e, também, iniciar o relatório das atividades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC no ano de 2005. Com o novo Estatuto aprovado em 17 de dezembro de 2004 e a eleição dos presidentes que dirigem a Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, a Entidade tomou novos rumos, afastando aquela onda de decadência que pairava sob a direção de GERALDO FARIA MARCONDES.

A sempre favorita MANGUEIRA fez um desfile de campeã nesta noite, contando as lendas e a história do RIO SÃO FRANCISCO. Como sempre, levantou a platéia, que exibia, orgulhosa, bandeirinhas e bandeirões distribuídos pela Escola. Antes da VERDE-E-ROSA, passou pela avenida a PORTO DA PEDRA, que fez uma apresentação problemática e corre risco de ser rebaixada do Grupo Especial do RIO. Por causa de um carro quebrado da PORTO, o desfile da MANGUEIRA começou com mais de 40 minutos de atraso. JAMELÃO estava no alto do carro de som, com o vozeirão firme, apesar dos rumores de que não sairia, por conta da idade avançada e de problemas de saúde. A PORTO apresentou o enredo BENDITO ÉS TU ENTRE AS MULHERES, com a comissão de frente representando o “surgimento do Universo a partir da essência feminina”. Onze bailarinas e quatro bailarinos evoluíam sobre uma estrutura chamada A COISA. Com seis tentáculos, o que fazia os bailarinos levitarem, esse carro chamou a atenção. Mas apresentou defeitos e parou de se movimentar da metade do desfile em diante. A terceira escola a desfilar foi a UNIDOS DO VIRADOURO, com JULIANA PAES, rainha da bateria. Depois desfilaram: MOCIDADE INDEPENDENTE, UNIDOS DA TIJUCA, IMPÉRIO SERRANO e PORTELA.

O ex-craque argentino DIEGO MARADONA deu um misto de show e vexame no carnaval do RIO. Cortejou mulheres acompanhadas, mas foi o vip mais saudado dos camarotes na primeira noite de desfile. DON DIEGO chegou cercado de 11 seguranças e já causando algum constrangimento ao camarote da BRAHMA, embora parecesse sóbrio. Seguiu para o local reservado aos convidados mais importantes, no canto direito, conhecido como curral, cercado por grades de ferro.  Sentado na sacada, durante os desfiles ou no trajeto até o restaurante, em alguns intervalos, o ex-jogador perdia a linha. Ele se entusiasmou com a UNIDOS DE VILA ISABEL (cujo enredo homenageava a AMÉRICA LATINA), ao lado do ator REINALDO GIANECCHINI, e cortejou MEL BRITO, madrinha da bateria da CAPRICHOSOS DE PILARES e mulher do presidente da agremiação, PAULO DE ALMEIDA.  Passistas da ROCINHA e a modelo FABIANA ANDRADE, que desfilou com os seios à mostra, foram outros alvos do galanteador. Ele ainda beijou DENISE CINELLI, da IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE. A caminho do jantar, por volta de 1:30 hora, de novo cercado por seguranças, MARADONA parou repentinamente e desfez o cordão de isolamento para beijar uma das convidadas, a loira DANIELA GATTI. MARADONA entregou sua camisa de convidado da BRAHMA a um gari que limpava a avenida, no intervalo dos desfiles. Mas ficou até o fim. Antes de sair, deixou sua assinatura na nova camisa oficial da seleção brasileira, exposta no restaurante do camarote.

A excitação incomum começou a ser sentida já nas primeiras horas da manhã nas imediações do LARGO DO CAMPO GRANDE, um dos circuitos do carnaval de rua de SALVADOR. Enquanto o motorista esquentava o caminhão do BLOCO CORUJA, na frente do hotel TROPICAL, mães com seus filhos pequenos começavam a tomar as arquibancadas do circuito e as ruas próximas, à espera da grande estrela da TV, a apresentadora XUXA, que subiria pela primeira vez num trio elétrico da BAHIA.
Às 12:27 horas, uma van escoltada por 30 homens da Polícia Militar encosta no trio elétrico do BLOCO CORUJA e elas descem: primeiro uma menina nos braços de uma babá, SASHA, filha de XUXA, tornada estrela precoce sem saber o que se passa em volta, como aqueles meninos atônitos da jovem realeza britânica. Depois, para delírio da multidão que já toma os quatro cantos do LARGO DO CAMPO GRANDE, saem IVETE SANGALO e XUXA. Posam para fotos, abraçam-se, jogam beijos. Milhares de pessoas, a maior concentração de público até agora no circuito, tomavam as ruas quando, às 13:30 horas, IVETE começou a animar a avenida. Foi um dos dias mais quentes dos últimos dias, com o calor batendo nos 34 graus, mas nem assim as pessoas arredavam pé.

A GAVIÕES DA FIEL foi a única escola do GRUPO ESPECIAL de SÃO PAULO punida por falhas técnicas. Em reunião hoje com representantes das agremiações a LIGA das ESCOLAS DE SAMBA tirou 4 pontos da GAVIÕES por ter estourado o tempo do desfile em 1 minuto e mostrado a logomarca da fabricante do gerador de energia – o regulamento proíbe o merchandising. O presidente da GAVIÕES, WELLINGTON ROCHA JÚNIOR, deixou a reunião antes do fim, bastante revoltado, e disse que a escola “vai repensar sua continuação no carnaval de SÃO PAULO”.     

Três pré-candidatos à Presidência passaram pelo Sambódromo do RIO na primeira noite do desfile das escolas de samba do Grupo Especial: o governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN (PSDB), o governador licenciado do RIO GRANDE DO SUL, GERMANO RIGOTTO (PMDB) e o ex-governador do RIO, ANTHONY GAROTINHO, que disputará com RIGOTTO as prévias do PMDB. ALCKMIN foi quem circulou com mais desenvoltura: acompanhado pelo prefeito do RIO em exercício, OTÁVIO LEITE, visitou frisas e desceu à pista, distribuindo beijos, abraços e sendo fotografado. No camarote da vice-prefeitura, jantou – e elogiou – um prato de camarão com chuchu.

Uma missa com jeito de bloco carnavalesco. Assim foi o CARNAVAL DE JESUS realizado hoje na Avenida EUSÉBIO STEVAUX, sob o comando do PADRE MARCELO ROSSI. Do alto de um trio elétrico, o padre celebrou a missa e em seguida cantou para cerca de 30 mil pessoas. “É um modo de falar com a juventude. Há uma alegria verdadeira que dá uma paz e serenidade que é essa. E há a “alegria” que a bebida pode dar momentaneamente e pode matar. Queremos levar a alegria verdadeira às pessoas”, disse o padre. 

O Presidente LULA afirmou que o ano passado foi muito sofrido, no programa semanal de rádio CAFÉ COM O PRESIDENTE que foi hoje ao ar. “Acho que tivemos um 2005 muito sofrido e acho que o BRASIL superou isso”. No programa, LULA disse que descansaria os quatro dias de carnaval, mas a contragosto. Sem citar a eleição ou se será candidato, LULA disse ter muita coisa para fazer este ano.

Sete pessoas foram presas na manhã de hoje, na região do MORUMBI, acusadas de planejar um assalto à casa de uma comerciante. Na ação, os ladrões simulariam ser funcionários da ELETROPAULO. Policiais do DENARC monitoraram reuniões e até filmaram os encontros dos acusados. O mentor intelectual do plano era o advogado criminalista GERALDO DE PAIVA GONÇALVES, de 40 anos. O delegado EMÍLIO FRANÇOLIN, diretor do DENARC, disse que o departamento já investigava o grupo há cerca de um mês.

O investigador EXPEDITO FERREIRA DOS SANTOS, 58 anos, do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC), foi morto com cinco tiros, por volta das 22:30 horas do domingo, ao reagir a um roubo na Padaria MONTE REI, na esquina das ruas FIAÇÃO DA SAÚDE e PEREIRA STÉFANO, na VILA DA SAÚDE. O policial estava do lado de fora da padaria com um de seus filhos quando percebeu o assalto e reagiu. JOSIVAN SANTOS DA SILVA, de 21 anos, trocou tiros com o policial após roubar o caixa da padaria. O suspeito foi baleado e socorrido ao Hospital SÃO PAULO. JOSÉ ANTÔNIO CORRÊA DA SILVA, de 30 anos, que também participou do assalto, está foragido.

O ator KADU MOLITERNO foi acusado pela sua mulher INGRID SALDANHA, de 32 anos, de tê-la agredido hoje, às 13 horas, em CABO FRIO. “Ele já vinha nervoso no trânsito, cortando todo mundo. Quando chegamos em nossa casa, ele entrou batendo as portas e fechou a porta do carro no meu pé. Quando empurrei a porta, ele já veio me dando um soco certeiro”. INGRID prestou queixa na Delegacia Legal de SÃO PEDRO D´ALDEIA. “Eu não gostaria de estar fazendo isso. Não vai ser bom para as crianças e estou com projeto de um programa na televisão que poder ser prejudicado, mas ele não pode ficar impune”. KADU e INGRID são casados há 15 aos e têm três filhos, KAUAI, LANAI e KENUI, respectivamente com 12, 11 e 7 anos. KADU não quis falar com a imprensa.      

Sete vezes campeão mundial de motociclismo, o italiano VALENTINO ROSSI apresentou em MILÃO, nesta segunda-feira, a YAMAHA de 500 cilindradas com a qual irá correr este ano pela equipe CAMEL. Ele tem contrato até dezembro, quando estará livre para dizer sim ao assédio da FERRARI, que o quer porque quer dentro de um dos seus FÓRMULA 1.

ROUBADOS 53 milhões de libras esterlinas, o equivalente a 195 milhões de reais, de um cofre da companhia de valores SECURITAS, na INGLATERRA, no maior assalto da história da GRÃ-BRETANHA e um dos maiores da História. Em LONDRES.

PRESO pela segunda vez neste ano o vocalista da banda BABYSHAMBLES, PETE DOHERTY, de 26 anos. O ex-namorado da modelo KATE MOSS foi detido, acusado de roubar um carro e portar drogas. Em BIRMINGHAM.

Depois de dois anos de escavação, foi descoberta uma cidade que havia sido sepultada, em 1815, por uma erupção vulcânica na ILHA DE SUMBAWA. Cerca de 117 mil habitantes morreram com a explosão do vulcão TAMBORA, homônimo da cidade soterrada – já apelidada de “POMPÉIA DO ORIENTE”, em referência à cidade italiana soterrada pelo VESÚVIO. Os gases e as cinzas emitidos pelo TAMBORA causaram resfriamento em âmbito global, fazendo de 1816 “o ano sem verão”. Na INDONÉSIA.

Também foi descoberto um templo solar com partes de estátuas gigantes que provavelmente representam o faraó RAMSÉS II, que governou o EGITO entre 1279 e 1213 a.C. O templo, o maior já descoberto na área da antiga HELIÓPOLIS, centro de adoração ao SOL, estava sob um mercado popular, no CAIRO. 

MORREU, na CALIFÓRNIA, aos 78 anos, OTIS CHANDLER, herdeiro do jornal americano LOS ANGELES TIMES. Ele foi responsável por transformar o diário provinciano da família em uma das publicações mais respeitadas do mundo. CHANDLER pertencia à quarta geração de uma família de editores que comprou o LA TIMES, em 1882. Ele tinha uma doença degenerativa do sistema nervoso, segundo informações do próprio jornal, que dirigiu de 1960 a 1980.

Cientistas da Universidade da CAROLINA DO NORTE anunciaram a descoberta na INDONÉSIA de indícios de uma civilização que teria sido dizimada pela maior erupção vulcânica já registrada na História, em 10 de abril de 1815. A erupção do MONTE TAMBORA – pelo menos quatro vezes mais potente que a do MONTE KRAKATOA, em 1883 – matou os cerca de 88 mil habitantes da ilha de SUMBAWA. Escavações localizaram artefatos de cerâmica e ossos humanos carbonizados.

O deposto ditador iraquiano, SADDAM HUSSEIN, encerrou, por razões de saúde, a greve de fome que havia iniciado no começo do mês em protesto pela condução de seu julgamento, informou hoje um de seus advogados. “O presidente manteve uma greve de fome por 11 dias, mas se viu obrigado a encerrá-la”, disse KHALIL DULAIMI, que se reuniu com SADDAM durante sete horas no domingo, em BAGDÁ. O ex-ditador de 68 anos, acusou o tribunal de forçá-lo a ir às sessões que ele pretendia boicotar. Após as orações da tarde, duas bombas mataram quatro pessoas perto de uma mesquita sunita no leste de BAGDÁ, de maioria xiita. Já na parte oeste da capital, de maioria sunita, 4 civis morreram e 13 ficaram feridos em um ataque com granadas de morteiros. Oito policiais e cinco rebeldes morreram em um tiroteio em NAHRAWAN, a sudoeste de BAGDÁ. O Ministério da Defesa informou que suas forças de segurança mataram 35 “terroristas” e detiveram 487 pessoas desde quarta-feira.

2 007    :    -    TERÇA-FEIRA    81141 84 134201710 (/41531  6181101)
A “novela” da funcionária LUCIENE cria dramaticidade. LUCINDA quer saber o que aconteceu depois da acusação de furto continuado e qualificado. Não fica contente por ela não ser punida. Acha que seu afastamento, inclusive com indenização, é algo que apenas a beneficia e ajuda na sua escalada de safadezas. A mesma coisa acontece com os oficiais do MMDS. Tento explicar que há interesses maiores, como, por exemplo, a própria credibilidade da Sociedade que está em jogo. Mas não sou convincente. Todos acham que ela deveria receber um castigo a altura do crime praticado.
CORONEL MENDES vai acompanhar, agora à tarde, a assinatura do aviso prévio, no escritório do contador, tendo certeza de que tudo seja feito de acordo com a Lei.
Na Sociedade, vejo que a LILIAN ficou assoberbada com todo o serviço burocrático. Três mulheres vêm de LONDRINA (PARANÁ), a fim de conseguir um atestado de participação do ex-combatente VICTOR D´ANDRÉA na Revolução. A filha, ROSMARY D´ANDRÉA, está sofrendo de câncer e se desloca, com duas companheiras, para conseguir esse documento. Dou prioridade a isso, mas a LILIAN tem de atender os telefonemas, além de outras coisas. VICTOR D´ANDRÉA foi voluntário em 1932 e trabalhou na LEGIÃO PAULISTA, ficando acantonado no Quartel do BRÁS, posto número 34.  O seu cartão de participação está assinado pelo CAPITÃO ADOLPHO LEITE SILVA.
LILIAN atende um telefonema do GENERAL BUENO, que quer saber quanto está devendo para a Sociedade. Quando a funcionária lhe diz que sua dívida é desde julho de 2006, ele questiona e disse que pagou agosto, setembro e outubro, inclusive tendo o recibo. Descobre-se o desvio de R$45,00 somente nesse lance. Outros muitos irão surgir, demonstrando o desfalque que LUCIENE vinha praticando.
Chove muito à tarde. O GINO e o NACLÉRIO são os únicos presentes para uma reunião da Diretoria Executiva, marcada para ter início às 15 horas. O CORONEL MENDES está acompanhando o problema da funcionária e não pode se locomover para a sede.  Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA e MARGARIDA ROSA vão chegar às 16 horas. Não dá para realizar a reunião. Apenas ficamos conversando sobre vários assuntos que interessam à Sociedade. Professor JOSÉ CARLOS está trabalhando no sentido de conseguir a emissão de um selo comemorativo do JUBILEU DE DIAMANTE. Amanhã, estará presente numa festa de congraçamento oferecida ao Diretor dos Correios em SÃO PAULO. O TENENTE-CORONEL NAKAHARADA irá acompanhá-lo.
Por volta das 17 horas, atendo um casal que está procurando informações sobre a participação de CÉSAR LADEIRA, o “locutor da Revolução”, na EPOPÉIA DE 1932, a pedido de uma neta, dona ANA, que reside no RIO e quer vir a SÃO PAULO pesquisar sobre a vida do avô.
CORONEL MENDES chega bem tarde. Ficamos na Sociedade até às 18 horas. Com isso, o retorno para GUARULHOS fica difícil. A condução vem lotada e morosa.  

Em evento realizado nesta noite no BUFFET ADELINA, aconteceu a despedida do CORONEL PM DAVID ANTÔNIO DE GODOY, que passou o Comando de Policiamento de Área Metropolitano Norte (CPAM-3) para o CORONEL PM JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES. A solenidade contou com a participação de representantes dos mais diversos segmentos da zona norte, que prestigiaram mais uma vez o trabalho da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO.
O CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ, Comandante Geral da PMESP; CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES, Comandante do Policiamento da Capital; TENENTE-CORONEL PM LUIZ SANCHES VERARDINO, Comandante do 5º BPMM; TENENTE-CORONEL PM SÉRGIO MOREIRA PAYÃO CRUZ, Comandante do 9º BPMM; TENENTE-CORONEL PM JOÃO OSÓRIO GIMENES GERMANO, Comandante do 18º BPMM; MAJOR PM CAMPMANN, Comandante Interino do 43º BPMM; TENENTE-CORONEL PM CARLOS JOSÉ, Chefe do Estador-Maior do CPAM-3; doutora KELLY CRISTINA, delegada-adjunta da Seccional Norte; doutor JOÃO SADAO KITAMURA, perito-criminal-chefe da zona norte; MÁRCIO CAMPOS DE FAVARI; JOÃO DE FAVARI; TENENTE-CORONEL SÉRGIO LUIZ TRATZ, Comandante do CPOR/SP; CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA; TADEU SÉRGIO PINTO DE CARVALHO; JOÃO CARLOS DIAS e muitas outras autoridades prestigiaram o evento.

Um vazamento de gás natural causou a explosão de três bueiros na Avenida do Estado, em frente à Praça ALBERTO LION, no CAMBUCI. As explosões ocorreram por volta das 13:30 horas. Um dos bueiros chegou a pegar fogo. Um pedaço de concreto, atirado pela explosão, quebrou o vidro de um carro que passava pelo local. Ninguém se feriu.

Um estudante de 19 anos, filho de um comerciante do ramo de cosmético, foi libertado hoje de madrugada do cativeiro, na rua JOSÉ FUGULIM, JARDIM SANTA CRUZ, na zona sul. O rapaz havia sido seqüestrado há 21 dias. Um adolescente de 15 anos que vigiava a vítima foi detido. PMs da Força Tática do 22 º BPMM chegaram ao cativeiro por volta da meia-noite. Eles haviam recebido uma denúncia anônima sobre uma movimentação estranha na casa de um só cômodo. Os seqüestradores tinham alugado o imóvel havia três meses. O estudante foi seqüestrado na região do MORUMBI, quando chegava para trabalhar.

Mais um crime brutal chocou a Cidade Maravilhosa hoje. Três franceses foram mortos a facadas, de manhã, em COPACABANA, na sede de uma organização não-governamental que desenvolve projetos para menores carentes, na qual atuavam. Preso pelo crime, TÁRSIO WILSON RAMIREZ, de 25 anos, um ex-menor de rua, trabalhava na ONG havia dez anos. Ele é acusado de ter desviado 80 mil reais da entidade. Também estão presos pelo triplo homicídio dois cúmplices, que receberiam mil reais de TÁRSIO.
O crime ocorreu por volta das 7:30 horas, no escritório da ONG TERR´ATIVA, no terceiro andar do prédio 55 da Rua RONALD DE CARVALHO. CHRISTIAN PIERRE DOUPES, 38 anos, DELPHINE DOUYÈRE, 36, e JÉRÔME FAURE, 42, receberam facadas profundas pelo corpo. DELPHINE e CHRISTIAN moravam no nono andar do mesmo prédio e tinham um filho de dois anos. JÉRÔME, que vivia no décimo andar, foi amarrado a uma cadeira e chegou a ser torturado pelos criminosos.
Policiais que fizeram a perícia ficaram chocados com as cenas que encontraram. As vítimas foram mortas com requintes de crueldade, e havia sangue em todos os cômodos. JÉRÔME ficou com cortes por todo o corpo e, em alguns deles, o osso estava exposto. Já DELPHINE e seu companheiro sofreram cortes profundos no pescoço.

Com 57% dos mais de 24 milhões de votos, o “triângulo amoroso” mais famoso da história do “BIG BROTHER BRASIL” foi desfeito. A mineira ÍRIS STEFANELLI, de 27 anos, mais conhecida como SIRI, foi eliminada da disputa pelo prêmio de um milhão de reais no oitavo paredão. A estudante de enfermagem brigou pela preferência do público com seu “namorado” DIEGO GASQUES, de 26 anos, apelidado de ALEMÃO.
ÍRIS, que já havia enfrentado o pernambucano ALAN PIERRE e o mineiro BRUNO, foi indicada por ALBERTO, o caubói. Líder da semana, o mineiro organizou um complô para acabar com o “triângulo amoroso”, composto por ÍRIS, ALEMÃO e pela carioca FANI. Combinados com ALBERTO, AIRTON, BRUNA, ANALY e CAROLLINI votaram em DIEGO. O outro vértice do triângulo, FANI, escapou da berlinda por estar mais enturmada com os “inimigos”.   

Uma base militar americana em BAGRAM, no AFEGANISTÃO, foi alvo de um atentado, hoje, quando o vice-presidente dos EUA, DICK CHENEY, estava no local. Apesar de CHENEY não ter se ferido o ataque fez vítimas. Pelo menos 14 pessoas morreram e 20 ficaram feridas.
Quando o homem-bomba se explodiu diante da entrada principal da base, CHENEY estava nos aposentos onde passara a noite, distante do local do ataque. Ele disse ter ouvido apenas um barulho alto. Logo depois agentes de segurança que o acompanham na viagem ao AFEGANISTÃO entraram no quarto e o levaram a um abrigo antibomba.
Após a explosão, a milícia armada TALEBAN assumiu a autoria do atentado, afirmando que seu alvo era mesmo DICK CHENEY.

A BOLSA DE VALORES de XANGAI despencou hoje quase 9%, a maior queda em uma década, e arrastou o mercado acionário do mundo todo. O impacto  foi especialmente forte na Bolsa de SÃO PAULO (BOVESPA). O IBOVESPA caiu 6,63%, a maior desvalorização desde 13 de setembro de 2001, em meio à crise provocada pelos atentados terroristas ao WORLD TRADE CENTER.
Segundo analistas, as perdas generalizadas deveram-se a uma série de fatores, três em especial. O primeiro, explica MAURÍCIO MOLAN, economista sênior do SANTANDER BANESPA, está relacionado a medidas anunciadas pelo governo chinês no que se refere à regulamentação do mercado acionário. Segundo MOLAN, o Conselho de Estado da CHINA baixou um decreto a alguns dias estabelecendo uma “força-tarefa” para prevenir atividades ilegais nos mercados acionários e aconselhar sobre políticas de regulamentação. O segundo fator que detonou nervosismo foi o receio de que haja uma bolha no mercado acionário chinês. A terceira razão está ligada aos temores de a economia chinesa desacelere o ritmo de crescimento.

Num episódio que não foi totalmente esclarecido até hoje à noite, ao menos 18 pessoas – a maior parte crianças – morreram numa explosão em um campo de futebol, em RAMADI, cidade a 100 quilômetros a oeste de BAGDÁ. O governo iraquiano confirmou o atentado e as mortes. Jáo Exército dos EUA disse ignorar o ataque e informou que havia realizado uma “explosão controlada” no local, que acabou ferindo 30 pessoas, entre elas nove crianças, mas não deixou mortos.

Roubadas duas telas de PABLO PICASSO avaliadas em 66 milhões de dólares. O RETRATO DE JACQUELINE retrata JACQUELINE ROQUE, a última mulher do pintor. MAYA E A BONECA, sua filha, MAYA. As obras estavam no apartamento de DIANA WIDMAIER-PICASSO, filha de MAYA. Em PARIS.

2 008      :         -      QUARTA-FEIRA
Levanto tarde nessa quarta-feira. Isso prejudica a leitura dos jornais e também meu trabalho no computador. LUCINDA mostra-se entusiasmada com a reforma que irá ser feita na laje que cobre a entrada de minha biblioteca. MARLENE irá ver em quanto irá ficar a compra do material necessário para isso. Com um saldo negativo de cem reais em minha conta, preciso ser “mágico” para arrumar dinheiro a fim de custear essa novas despesas, que não estavam planejadas. Em princípio, teremos de usar o “cheque especial”, sabendo de antemão que os juros são exorbitantes. Verdadeira agiotagem consentida pelo governo. 
São mais de 11 horas quando me dirijo para o ponto de ônibus ARMÊNIA. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC atendo um telefonema do COLOMBO. Diz ele que ontem se apresentou na área centro o DANILO, já aguardado há algum tempo. CRISTIANO irá cuidar de seu aprendizado nos misteres da nossa organização. Sempre é bom ter sangue novo na Entidade, pois é sinal de continuidade. Logo mais, esse oficial comparece no MMDC. Ele está gravando para mim os capítulos da quarta temporada de LOST (hoje traz num DVD o terceiro capítulo).
JANAÍNA vem para a reunião do Conselho Deliberativo, no lugar do ROMAGNOLI. Acontece que ela não sabia que essa reunião irá se realizar, às 16 horas, no restaurante TRATTORIA DA CONCHETTA, cedido por cortesia do conselheiro WÁLTER TAVERNA. Consta da pauta dessa reunião: comunicação sobre conselheiros licenciados nos termos da Resolução nº 1/2007; deliberação sobre pedidos de licença temporária dos conselheiros: MAJOR PM SÉRGIO DE SOUZA MERLO e Dr PAULO FERNANDO CAMPOS SALLES DE TOLEDO; análise prévia das contas da Diretoria Executiva, exercício fiscal de 2006, seguida de designação de relator; exibição do selo postal comemorativo do Jubileu de Diamante da Guerra Cívica de 1932; exposição sobre o PROJETO KHRONOPEDIA/MEMÓRIA DE 1932, seguida de deliberação sobre a recomendação que o Colegiado fará à Diretoria Executiva; assuntos gerais de interesse do Conselho e da Sociedade. TAVERNA oferecerá um jantar aos Conselheiros que participarem da plenária.
Neste “DIA DOS ANIVERSARIANTES” comparecem: ABRAHÃO YÁZIGI, que completou 98 anos em 5 de fevereiro ; ANTÔNIO FROTA, completou 51 anos no dia 9; VALDIR CÂNDIDO MARTINS, 52 anos, completados ontem, dia 26.
Fora os aniversariantes, contamos com: GINO, dona DINORÁH, prof MARIA ODETE, doutora MARIA LÚCIA CAMARGO, ORIVALDA DIANA e seu pai OSVALDO DIANA, Dr JOSÉ DE ÁVILA CRUZ.
GINO abre a solenidade desta tarde por volta das 16 horas. Nosso veterano ABRAHÃO YÁZIGI conta reminiscências de sua época na revolução e também notícias sobre o uso do etanol e das armas de guerra usadas nos conflitos mundiais. É uma reunião agradável, muito embora não tenhamos um número grande de participantes (a reunião do Conselho Deliberativo esvaziou em parte o nosso “Dia dos Aniversariantes”). Somente depois das 17 horas é que os nossos companheiros passam a se retirar do MMDC.
Foi entregue a ABRAHÃO YÁZIGI uma carta de agradecimento por ter feita a doação de quinhentos reais para a Sociedade. GINO levou a minuta do ofício que estamos dirigindo para a Prefeitura, no caso da declaração de utilidade pública, título que está sendo ameaçado por entraves burocráticos.
Em casa, LUCINDA vem me contar o drama de sua amiga NORMA. Ela assumiu a responsabilidade de pagar as despesas da desmiolada filha RENATA, enquanto o MARCELO, companheiro da RENATA, ficaria responsável pelo pagamento do aluguel. O desocupado e vagabundo MARCELO não quer nada com a família, principalmente agora que nasceu a filha da RENATA. Está ameaçando até deixar a casa. Sobrou para a NORMA pagar também o aluguel. Só que ela não tem dinheiro e veio pedir duzentos reais para mim. Hoje, ao passar pelo BANESPA, vi que meu saldo é negativo e que já estou usando dinheiro correspondente ao pagamento do mês ainda não vencido. Mesmo assim, LUCINDA me convence a emprestar essa quantia para a NORMA. 
Tenho um grande trabalho no computador com relação às mensagens recebidas pela internet, inclusive de meu irmão CARLOS.

A disposição e a força de vontade compensaram a coleção de erros do SÃO PAULO e foram suficientes para que o time do MORUMBI conseguisse um bom empate por 1 a 1 com o ATLÉTICO NACIONAL, de MEDELLÍN, hoje, no Estádio ATANÁSIO GIRARDOT, na COLÔMBIA, em sua estréia no GRUPO 7 da TAÇA LIBERTADORES.

Um terceiro corpo com fragmentos de músculos nos ossos da mão é o indício de que pode haver outras múmias enterradas no Mosteiro da LUZ, na região central. Ele está numa carneira (nicho) abaixo da que guardava duas freiras. Uma delas, com o corpo 80% preservado, é considerada a múmia em melhor estado já encontrada no País – pode ter quase 200 anos. As câmaras mortuárias foram abertas no dia 2, quando se fazia a descupinização de parte do MUSEU DE ARTE SACRA. Agora uma equipe de especialistas usará aparelhos de GPR (sigla em inglês de Radares de Penetração no Solo) para verificar se localiza outros cadáveres com o mesmo estado de conservação. Há a suspeita da existência de uma catacumba e uma análise preliminar de documentos históricos aponta para a possibilidade de 40 irmãs terem sido sepultadas no local.
A descoberta do terceiro corpo numa carneira foi divulgada hoje pelo arqueólogo SÉRGIO MONTEIRO DA SILVA, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Outras quatro câmaras mortuárias na mesma sala ainda serão avaliadas pelos especialistas.

O 2º Tribunal do Júri de SÃO PAULO decretou hoje a prisão preventiva dos soldados ROGÉRIO ALBERTO SOL JÚNIOR e RÓBSON COSTA OLIVEIRA, ambos do 18º Batalhão de Polícia Militar. Eles são acusados de se aproveitar dos ataques do Primeiro Comando da Capital para assassinar o soldado ODAIR JOSÉ LORENZI e a irmã dele, RITA DE CÁSSIA. As vítimas foram mortas em uma emboscada em frente da casa, na VILA NOVA CACHOEIRINHA, zona norte, em 12 de julho de 2006. Para os investigadores, o crime ocorreu por causa da disputa entre policiais por um bico como segurança de um bingo. 
Após sofrer inúmeras ameaças telefônicas, a atriz GIOVANNA ANTONELLI livrou-se de vez das tentativas de extorsão feitas pelo administrador de empresas CARLOS HENRIQUE ABISSAMARA FERREIRA DA COSTA. Demitido do escritório do irmão da atriz há uma semana, ele foi preso por policiais da Delegacia de Homicídios de SÃO CONRADO, no RIO, nesta quarta-feira. A última conversa de COSTA com GIOVANNA teria acontecido no dia anterior à prisão. Na ocasião, ele teria afirmado ter provas de que a compra da casa da atriz, na BARRA DA TIJUCA, foi superfaturada e ameaçado arruinar a sua carreira, caso ela não retornasse as ligações.

As FARC libertaram hoje quatro reféns que estavam há mais de seis anos em seu poder. Os ex-senadores GLÓRIA POLANCO, LUÍS ELÁDIO PÉREZ e JORGE EDUARDO GECHEM e o ex-deputado ORLANDO BELTRÁN foram entregues a autoridades venezuelanas e representantes da Cruz Vermelha Internacional perto da localidade de EL RETORNO, na região do GUAVIARE, na COLÔMBIA.
PÉREZ disse ter visto há 23 dias a ex-senadora INGRID BETANCOURT, refém desde 2002. Segundo ele, INGRID tem um problema no fígado e seu estado de saúde é crítico.” “Ela tem problemas físicos e está sendo muito maltratada”. Com a libertação de GLÓRIA, INGRID passa a ser a única mulher do grupo de reféns políticos da guerrilha.”

O escritor, apresentador e articulista americano WILLIAM F. BUCKLEY JÚNIOR morreu hoje em sua casa em STAMFORD, CONNECTICUT, aos 82 anos. A causa da morte de BUCKLEY, um dos intelectuais conservadores mais respeitados e polêmicos dos EUA, não foi divulgada, mas ele vinha sofrendo de enfisema.
BUCKLEY JÚNIOR fundou em 1955 a revista conservadora “NATIONAL REVIEW”. Ele também atuou como apresentador do programa de TV “FIRING LINE”, entre 1966e 1999 e escreveu pelo menos 55 livros. Considerado um dos fundadores do movimento conservador moderno nos EUA, ajudou a criar o Partido Conservador em NOVA YORK, em 1961, e trabalhou durante um ano como agente da CIA no MÉXICO. Em comunicado, o presidente GEORGE W. BUSH lamentou a morte de BUCKLEY JÚNIOR.

O presidente francês, NICOLAS SARKOZY, chegou hoje ao CHADE, onde se reuniu com seu colega IDRISS DEBY, para tratar do desaparecimento de líderes da oposição durante o conflito no início do mês. DEBY concordou em iniciar uma investigação sobre o assunto. À noite, SARKOZY seguiu para a ÁFRICA DO SUL, acompanhado de sua mulher, CARLA BRUNI.

Um avião de pequeno porte da polícia caiu em um parque público de SANTIAGO, capital chilena, deixando pelo menos dez mortos e cinco feridos. Todas as seis pessoas a bordo da aeronave morreram, informaram autoridades. As outras vítimas do acidente estavam no parque, numa aula de ginástica, quando o avião caiu.

Um foguete lançado por militantes na FAIXA DE GAZA matou hoje um israelense, o primeiro em nove meses, após um ataque aéreo de ISRAEL matar seis militantes palestinos e quatro civis no território. O ataque com foguetes, cuja responsabilidade foi assumida pelo grupo radical HAMAS, foi respondido prontamente pelo governo do premiê israelense EHUD OLMERT. Na madrugada, um ataque aéreo israelense na CIDADE DE GAZA atingiu o escritório de ISMAIL HANIYEH, líder do HAMAS, e o Ministério do Interior (ambos estavam vazios), matando um bebê numa casa próxima.   
  
Multada pela UNIÃO EUROPÉIA em 899 milhões de euros a americana MICROSOFT. A empresa já havia sido condenada por práticas monopolistas em 2004, por impedir que softwares de concorrentes rodassem em seu sistema operacional, o Windows. Como não alterou a prática, recebeu nova multa pela mesma razão. Na BÉLGICA.

Apresentado o fóssil de um pliossauro de 15 metros, o maior desses répteis marinhos já encontrados. O animal viveu há 150 milhões de anos, no período Jurássico, e era um dos principais predadores oceânicos de seu tempo. Comia moluscos gigantes e outros répteis. Ele ainda não tem nome científico, pois o estudo detalhado de sua estrutura não foi concluído, mas, entre entusiastas de paleontologia, já ganhou o carinhoso apelido de “O MONSTRO”. Na NORUEGA.  

A Corte de Apelação da NORUEGA decidiu, nesta quarta-feira, adiar o julgamento de AMY WINEHOUSE, detida em outubro de 2007 por posse de maconha. O órgão considerou que a ausência do marido da cantora, BLAKE FIELDER, que está preso, impediria o esclarecimento dos fatos.

2 009        :      -      SEXTA-FEIRA
Levanto com tonturas, desanimado. Mesmo assim faço o trivial: leio os jornais e trabalho no computador até um pouco mais das 11 horas.
IAGO EL MOUALLEM, como sempre, vem almoçar em casa. Ele não “desgruda” do vô JOÃO. MARLENE sossega com o problema da operação de sua gata, e o nascimento de mais dois gatinhos (dois nasceram antes). Havia uma suposição de que havia um deles morrido no ventre da mãe. Isso não aconteceu. Apesar do médico dizer que a segunda operação do JOSÉ transcorreu sem novidades, a DORA telefona para a LUCINDA e diz que o seu marido sente dores de cabeça. Continua internado na UTI.
Enfrentando uma temperatura alta, embarco para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Nesta tarde apenas um pedreiro está trabalhando. Ele assenta o piso no corredor que vai para o banheiro do 1º andar. Não vejo outros diretores comparecerem no MMDC. Nem por telefone tenho notícias do MENDES e do GINO. Não sei o que está acontecendo com eles. O tempo decorre até de certa maneira nostálgica. Apenas COLOMBO conversa sobre a operação “PLANO 2009”, com certas dificuldades financeiras na cidade de LIVRAMENTO. Não chegou ao meu conhecimento como terminou esse problema crítico. Trocamos idéias sobre a operação “SANTO EXPEDITO” marcada para domingo, dia 1º de março. Solicitei ao MAJOR CAPELÃO PM OSWALDO PALÓPITO uma imagem do santo das causas impossíveis para ser colocado na entrada da Sociedade. Isso porque sempre achei que a reforma da Sociedade seria muito difícil. Os associados, embora podendo colaborar na arrecadação de alguma soma para melhorar o aspecto do MMDC negaram-se a fazer em diversas ocasiões. Outros agem de maneira bem pior, não pagam nem as mensalidades e quando são alertados pela insolvência, ainda acham ruim de serem cobrados. Esse não pode ser o espírito de uma associação, mas, infelizmente, é assim.
Nesta noite, em minha residência, recebo uma comunicação, via Internet, sobre a criação do núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em ITAPEVA:
PREZADO MACIEL
Acabo de encaminhar sua mensagem ao presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CAPITÃO reformado do EB, GINO STRUFFALDI e ao vice-presidente, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES.
Qual seria a data da Assembléia Geral para a aclamação dos dirigentes do núcleo e a aprovação dos Estatutos?
Assim que for possível encaminharei um modelo de Estatuto para adaptação do de vocês.
Fico grato com a notícia e desde já vocês poderão trabalhar no sentido da divulgação do novo núcleo, principalmente nos jornais das cidades que integram o mesmo. O importante é  mesmo divulgar o feito e os motivos que levaram vocês a montar o núcleo.
Dentro da experiência dos 13 anos que me dedico a Epopéia de 32 acho que o "segredo" é transmitir o Ideal de Direito de nossos heróis para os mais jovens. Portanto, as escolas deverão conhecer o núcleo e participar das solenidades.
A Assembléia Geral da criação do núcleo precisa ser divulgada para a Imprensa falada e escrita antes, durante e depois de realizada, com a participação das forças vivas das cidades: civis, militares e eclesiásticas. Os Prefeitos, os vereadores, o poder Judiciário, Presidentes de Associações, enfim, o núcleo deve ser criado com idéia de sucesso.
Meus parabéns para vocês e conte comigo.
Caso precisem da nossa presença, em reunião preparatória para a Assembléia, estamos a disposição. O único problema seria a locomoção nossa. Alguém precisaria vir nos buscar.
2009/2/27 Mario Ventura
- Mostrar texto das mensagens anteriores -

PREZADOS (GINO e MENDES)
Praticamente temos o núcleo de ITAPEVA formado. Isso é muito bom porque aquela região foi uma das mais atingidas pelos choques havidos entre os constitucionalistas e os "legalistas" do Getúlio.
Seria interessante estarmos presentes na assembléia geral da criação do núcleo, ainda a ser marcada.

---------- Forwarded message ----------
From: Maciel
Date: 2009/2/27
Subject: BOA TARDE
To: celmario/MMDC

BOA TARDE,
CORONEL ESTOU LHE ENVIANDO NOMES DE PESSOAS INTERESSADAS EM NOS AJUDAR A FUNDAR UM NUCLEO DO MMDC NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA, SÃO VARIAS PESSOAS ENTRE MILITARES, CIVIS, RELIGIOSOS E POLITICOS.
LHES FALEI DA IDEIA POR TER NESTA REGIÃO HAVIDO VARIOS COMBATES A VONTADE DE FUNDAR UM NUCLEO DO MMDC, FOI DOIS MESES LIGANDO PARA CÁ E PARA LÉ E SEMPRE ONDE EU LIGUEI E FALEI DA IDEIA FUI BEM ATENDIDO E AS PESSOAS SE DISPUSERAM A PARTICIPAR;
ESTOU LHE ENVIANDO OS NOMES SO GOSTARIA QUE VOCÊS NOS AJUDASSEM A MONTAR O ESTATUTO COMO FAZEMOS??? TERIA COMO VOCÊS NOS MANDAREM ALGO PARA ADAPTARMOS OU ATÉ MESMO COPIARMOS....
DESDE JÁ OBRIGADO E FICAMOS NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA DE VOCÊS.
A CAP FEM PM ADRIANA DUCH CMT DA 3ªCIA PM DE ITAPEVA SERÁ A PRESIDENTE A GRANDE MAIORIA DOS MEMBROS VAI ACLAMA-LA NA NOSSA PRIMEIRA REUNIÃO, AFINAL ELA É FILHA DESTA TERRA NADA MAIS QUE JUSTO PARA A REGIÃO;
EU SEREI O CONSELHEIRO FISCAL;
FICAMOS NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA DE VOCÊS;

                          TEN PM MACIEL
CH DA AGÊNCIA DE INTELIGÊNCIA DO 54ºBPM/I-
                             ITAPEVA/SP 

Morreu hoje à tarde aos 75 anos, em SÃO PAULO, o jornalista e produtor musical WÁLTER SILVA, mais conhecido como “PICA-PAU”. Um dos principais incentivadores da bossa nova, que ajudou a lançar com o célebre programa “PIC-UP DO PICA-PAU”, ele apresentou um quadro de pneumonia no final do ano e seu estado se agravou por causa da diabete e de problemas cardíacos. Ele estava internado no INCOR. Sua última atuação no rádio foi em dezembro, na RÁDIO CULTURA AM, onde apresentava o programa “ACERVO WÁLTER SILVA”, cancelado pouco antes pela emissora, Segundo seu filho, CARLOS EDUARDO SUAIDE SILVA, seu velório será realizado na Câmara Municipal de SÃO PAULO e o enterro está marcado para amanhã às 11 horas no Cemitério de SANTO AMARO.
A relação de WÁLTER SILVA com o rádio começou cedo. “Meu avô era português e eu ficava com ele ouvindo a Emissora Nacional de LISBOA, a BBC DE LONDRES. Meu jeito de falar, minha pronúncia, minha articulação das palavras, é tudo tirado do rádio. Eu me policio quando falo, procuro usar a língua culta e sem o sotaque paulistano da MOÓCA”, lembrou em entrevista de 2002 ao “ESTADO”. Não por acaso, aos 10 anos, começou a apresentar um programa de calouros e narrar lutas de boxe em uma rádio pirata montada por um primo. Profissionalmente, o primeiro emprego de expressão foi na RÁDIO MARABÁ, de MOGI DAS CRUZES; pouco depois, ingressava na RÁDIO NOVE DE JULHO, em SÃO PAULO. A fama viria na RÁDIO BANDEIRANTES, onde começou em dezembro de 1958, contratado para apresentar o programa “PICK-UP DO PICA-PAU”.
O programa foi sucesso. Nele, lançou artistas como ELIS REGINA, sobre quem disse: “Menina, você vai ser a maior cantora do BRASIL”. Também JOÃO GILBERTO teve seu CHEGA DE SAUDADE, o primeiro disco da bossa nova, tocado pela primeira vez no programa. Por tudo isso, SILVA costumava ficar uma fera quando artistas ou jornalistas ignoravam a participação de SÃO PAULO na divulgação e consolidação da bossa nova. “O NELSON MOTTA diz que o RIO fez alguns shows memoráveis da bossa nova. Pois SÃO PAULO fez uns 200...Pôs JOÃO GILBERTO em primeiro lugar nas paradas de sucesso, com CHEGA DE SAUDADE, em 1960”, disse ele.
Em 2002, lançou o livro VOU TE CONTAR – HISTÓRIAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, em que repassava sua trajetória profissional ao lado de alguns dos principais artistas da música popular brasileira. Em 2003, vendeu seu acervo para o Instituto MOREIRA SALLES. Entre as preciosidades garimpadas ao longo de mais de 50 anos de carreira estão primeiras gravações de músicas como GAROTA DE IPANEMA e INSENSATEZ.

Um sargento da PM atropelou duas irmãs, no cruzamento entre as avenidas JAGUARÉ e KIKITI SHIMOMOTO, no JAGUARÉ. A caçula morreu e a mais velha está internada em estado gravíssimo no Hospital das Clínicas. Segundo testemunhas, ele dirigia em alta velocidade. O boletim de ocorrência informa que as irmãs GRAZIELE e GLÁUCIA CABRAL DA SILVA, de 19 e 13 anos, respectivamente, estavam no canteiro central da via. Elas começavam a atravessar a rua, quando foram surpreendidas por MARCO ANTÔNIO CRESPILHO, de 44 anos, que está há 22 anos na corporação. Ele dirigia um HONDA FIT, a cerca de 100 km/hora de acordo com testemunhas. Depois de atropelar as meninas, o carro derrubou um poste e só parou ao se chocar com uma árvore. Testemunhas dizem que as meninas atravessavam na faixa de pedestre no momento do acidente. As duas foram socorridas com vida, mas GLÁUCIA morreu a caminho do hospital. GRAZIELE está internada com diversas fraturas.
GRAZIELE foi atropelada no dia de seu aniversário. Ela completava 19 anos e teria uma festa organizada por amigos na VILA JUAZEIRO, zona oeste da capital, onde viveu na infância. Há cinco meses, as irmãs deixaram a tranqüilidade da cidade de TUPÃ, para voltar a morar na capital. O tio MÁRCIO CUPERTINO DA SILVA, de 39 anos, estava desolado.

Em menos de 48 horas, a Polícia Civil prendeu quatro rapazes envolvidos no assalto a uma LAN HOUSE que terminou com a morte do investigador AGENOR DONIZETE FERREIRA, de 41 anos. Até a noite, outros dois continuavam foragidos. As prisões ocorreram na noite de ontem e manhã de hoje, em GUARULHOS. O revólver 38 usado no assassinato foi encontrado jogado dentro do Cemitério do TREMEMBÉ. Todos os detidos confessaram participação no crime.
AGENOR, que era policial do GARRA foi morto com um tiro na testa no LAN HOUSE de sua mãe, no JAÇANÃ. Seis ladrões participaram do crime. O investigador estava no LAN HOUSE da mãe consertando uma geladeira. Ele tentou desarmar um ladrão e foi baleado. O GARRA de GUARULHOS recebeu informações sobre o paradeiro de BRUNO THIAGO GABRIEL DA SILVA, de 18 anos, um dos quatro ladrões que aparecem num vídeo. Com a prisão de BRUNO, a polícia chegou até A.O.V., de 17 anos, e ÍGOR PEREIRA MARTINS, de 21. Os três foram presos no JARDIM PALMIRA, em GUARULHOS. Hoje pela manhã, policiais do GARRA de SÃO PAULO prenderam FERNANDO HENRIQUE MATAYOSI LOPO de 21 anos, na zona norte. O menor, segundo o delegado DOUGLAS DIAS TORRES, assumiu ter dado o tiro que matou AGENOR. A mãe de ÍGOR foi detida por desacato e resistência, após impedir a entrada da polícia em sua casa, mas responderá em liberdade.    

A série de baladas de RONALDO, enfim, teve uma conseqüência mais séria hoje, em PRESIDENTE PRUDENTE. Depois de chegar à concentração do CORINTHIANS às 5 horas da manhã, o FENÔMENO foi multado pelo Clube em 10% do salário – cerca de 40 mil reais. Até então, todas as noitadas do atacante haviam sido consideradas normais pela comissão técnica e diretoria. O CORINTHIANS resolveu deixar de passar a mão na cabeça de sua principal estrela porque RONALDO descumpriu uma determinação de MANO MENEZES. O elenco havia ganho folga no período da tarde e da noite de quinta-feira, porém todos tinham de se reapresentar até às 23 horas. RONALDO ignorou a orientação e se apresentou com seis horas de atraso, de acordo com um funcionário do hotel.

Segunda colocada do Grupo de Acesso,  a IMPERADOR DO IPIRANGA abriu o desfile das campeãs às 22 horas, no Sambódromo, com o mesmo entusiasmo demonstrado quando a escola disputava uma vaga no Grupo Especial. Com a bateria à frente do carro abre-alas, a IMPERADOR agitou as arquibancadas do ANHEMBI. A sensação do dever cumprido foi a marca da abertura do desfile das campeãs do Carnaval paulistano.

A sister MILENA correu para atender o Big Fone hoje e recebeu a ordem: escolher duas pessoas que gostaria de ver no paredão e fora do jogo do BBB9. A assessora de imprensa elegeu MAÍRA e MIRLA e colocou um colar vermelho em cada uma das rivais. O clima na casa foi inevitável, já que o telefone não costuma trazer boas notícias para os jogadores. MILENA, além disso, foi obrigada a manter a ordem dada pela voz oculta em segredo. Já FRANCINE, que é uma das emparedadas da semana, teve uma crise de choro durante a tarde.

O PAPA BENTO XVI nomeou, como arcebispo da arquidiocese do RIO, DOM ORANI JOÃO TEMPESTA, de 58 anos, transferindo-o de BELÉM (PA), onde trabalha desde dezembro de 2004. Ele vai suceder ao CARDEAL DOM EUSÉBIO OSCAR SCHEID, de 76 anos, que renunciou, seguindo as normas da Igreja, por ter completado 75 anos. A nomeação foi anunciada hoje.
Monge da Ordem Cisterciense, d. ORANI era abade do Mosteiro de NOSSA SENHORA DE SÃO BERNARDO – em SÃO JOSÉ DO RIO PARDO, onde nasceu em 1950 – quando foi nomeado em 1997 bispo de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Ao chegar ao episcopado, tornou-se porta-voz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como presidente da Comissão Episcopal para Cultura, Educação e Comunicação Social.
Ocupava esse cargo em maio de 2007, quando participou da 5ª Conferência-Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, inaugurada pelo PAPA BENTO XVI em APARECIDA. Já era então arcebispo de BELÉM DO PARÁ e nome de destaque no episcopado, mas preferia atuar nos bastidores.

O longa NINFETAS SAFADAS 7 saiu de cartaz por um dia e foi substituído hoje por uma coletânea de CARMEN MIRANDA, na comemoração do centenário do CINE THEATRO IRIS, na Rua da Carioca, centro do RIO. Havia um bolo de 15 metros na frente do prédio, em homenagem à casa e aos 444 anos da cidade. De chapéu Panamá, o prefeito EDUARDO PAES cortou o primeiro pedaço, ao lado da cantora ALCIONE.
Trata-se do cinema mais antigo do RIO em funcionamento, afirma o dono, RAUL PIMENTA NETO, de 51 anos. Em 1909, se chamava SOBERANO e nele cabiam 200 pessoas, mas houve uma grande reforma em 1921, quando a casa reabriu com o nome atual e capacidade para 1.200. RAUL conta que RUY BARBOSA tinha cadeira cativa, com as iniciais marcadas na madeira. Na década de 1970 houve outra reforma, que recuperou toda a estrutura art nouveau do prédio. O CINE IRIS foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 1983. Naquele ano, houve o primeiro show de strip tease no local. Um ano antes, o cinema começou a exibir filmes pornográficos. RAUL e 13 sócios, todos parentes, entre eles NEYDE BRILHO CRUZ, sua tia, que tirava fotografias da festa hoje, vivem da renda obtida com a bilheteria e do aluguel do sobrado de três andares para festas. RAUL é bisneto do fundador do ÍRIS, JOÃO CRUZ JÚNIOR, morto em 1950 – um quadro com uma foto dele de smoking foi pendurado no centro da escadaria de ferro do prédio, que mantém azulejos portugueses e espelhos de cristal originais. Para fechar a comemoração, está prevista uma palestra no cinema do escritor RUY CASTRO sobre CARMEN MIRANDA.      

O presidente americano BARACK OBAMA anunciou hoje que retirará todas as tropas de combate do IRAQUE até agosto de 2010, encerrando uma impopular guerra que já dura quase seis anos e cumprindo uma de suas principais promessas de campanha. Deverá permanecer no IRAQUE até 2011 um contingente de 35 a 50 mil soldados, responsável, principalmente, pelo treinamento de forças locais, proteção de cidadãos americanos e auxílio na luta contra o terrorismo. Segundo OBAMA, “o fim da guerra do IRAQUE abrirá as portas para uma nova era de liderança e compromisso dos EUA no ORIENTE MÉDIO” e contribuirá para o diálogo com países como o IRÃ e SÍRIA, promessa de campanha do presidente.
“Vim aqui falar a vocês como a guerra do IRAQUE vai acabar”, discursou OBAMA na CAROLINA DO NORTE, diante de quase 2 mil fuzileiros navais a caminho do AFEGANISTÃO.

GISELE BÜNCHEN se casou em segredo com TOM BRADY na CALIFÓRNIA, na quinta-feira, dia 26 de fevereiro, de acordo com a revista “US WEEKLY”. O sigilo tinha como objetivo deixar os “paparazi” longe, mas não deu certo. O site TMZ mostra um vídeo de uma noiva entrando na igreja e crava que se trata de GISELE. As imagens mostram ainda um bebê, que seria o filho do jogador americano com uma ex. O casório teve a presença da família e dos amigos dos noivos, que depois seguiram para uma festinha.

O jornal THE ROCKY MOUNTAIN NEWS, o mais antigo do Estado do COLORADO, nos ESTADOS UNIDOS, publicou hoje sua derradeira edição, acrescentando DENVER à longa lista de cidades americanas que têm agora apenas um jornal diário. A editora do jornal, a E.W. SCRIPPS, disse que o ROCKY, como é conhecido, perdeu 16 milhões de dólares em 2008, e não apareceu nenhum comprador nos quase três meses transcorridos desde que a empresa admitiu publicamente sua pretensão de vender o jornal.
O fechamento foi um golpe duro para funcionários e leitores da publicação, mas não os surpreendeu. Executivos da SCRIPPS já haviam dito que, se não encontrassem um comprador, a saída seria fechar o tablóide.
Fundado em 1859 – o jornal celebraria seu 150º aniversário em abril – o ROCKY se considerava não apenas o jornal mais antigo do Estado, como também o seu mais antigo empreendimento comercial de funcionamento contínuo. A reputação jornalística da publicação, que pertence à SCRIPPS desde 1926, melhorou nos últimos anos. O jornal recebeu quatro prêmios PULITZER na última década – dos quais três foram de fotojornalismo – e foi finalista em duas outras ocasiões.

2 010      :        -    SÁBADO
Leio o Diário Oficial pela Internet na parte que diz respeito à passagem para a reserva do MAJOR PM MICHELSON ANTÔNIO RIBEIRO VIANA, do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária. Nasceu em 22 de agosto de 1960. Entrou para a PMESP no dia 18 de março de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1987. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1988; 1º TENENTE – 24 de maio de 1990; CAPITÃO – 23 de maio de 2000. Não tenho a data de sua promoção a major.

Estamos atravessando um período bom com relação à temperatura. Isso dá mais ânimo para se fazer alguma coisa. Logo chegam notícias, pelos jornais da TV de um violento terremoto no CHILE.
Um dos terremotos mais intensos da história foi registrado na madrugada de hoje no Chile, deixando pelo menos 214 mortos e um número indefinido de feridos. O tremor de 8,8 graus na escala Richter - muito mais forte do que o terremoto que devastou o Haiti em 12 de janeiro, que registrou 7 graus - derrubou prédios, pontes e viadutos, além de provocar um alerta de tsunami em toda a área do Pacífico. A presidente Michelle Bachelet declarou parte do país como zona de desastre.
"Há uma enorme quantidade de danos cuja dimensão ainda não conhecemos exatamente. Tudo está sendo avaliado", disse Bachelet. A líder chilena sobrevoou as principais áreas atingidas e caminhou pelas cidades de Concepción e Maule, duas das mais devastadas.
O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o prejuízo para a infraestrutura do país é "enorme". "Quero compartilhar a dor dos parentes das pessoas que perderam a vida. É provável que esse número aumente porque temos muitos feridos", disse Piñera, que assumirá a presidência no dia 11. "Foi um duro golpe para a infraestrutura do país, houve perdas muito importantes em estradas, aeroportos e moradias." Pelo menos 1,5 milhão de casas foram afetadas em todo o país pelo tremor.
Piñera ainda afirmou que destinará 2% do orçamento público para a reconstrução das zonas afetadas. "Comprometo a total ajuda e o compromisso da equipe do futuro governo com a presidente Bachelet."
O tremor teve seu epicentro no sul do território chileno, perto de Maule, a 321 quilômetros ao sudoeste de Santiago, e foi sentido na Argentina e em São Paulo
Depois de cerca de 50 réplicas - a maior delas com 6,9 graus na escala Richter -, o aeroporto internacional da capital foi fechado por ter sua torre de controle danificada, impossibilitando a saída e a chegada de voos no país. As primeiras informações eram de que a pista do aeroporto também tinha sido danificada.
O terremoto causou um tsunami na Ilha de Juan Fernández, a 600 quilômetros da costa chilena. A Ilha de Páscoa também corria o risco de ser atingida pelas ondas gigantes. O governo emitiu ordem de retirada das 4 mil pessoas que vivem na ilha.
O alerta de tsunami se manteve até a noite nas Ilhas Galápagos; na Austrália; em Samoa e Samoa Americana. No Havaí, nos EUA, o tsunami chegou por volta das 19 horas de Brasília, mas com pouca força.
DESESPERO
A atmosfera em Santiago era de desespero. Edifícios e pontos foram derrubados, enquanto uma enorme fábrica que tratava de componentes químicos ficou envolta em chamas. O serviço de energia elétrica foi cortada, assim como as linhas telefônicas.
Ao amanhecer, policiais e bombeiros recorriam às ruas da capital para verificar a magnitude dos prejuízos. Carros formavam filas em postos de gasolina em busca de combustível. Milhares de pessoas deixaram sua casas e acamparam nas ruas com medo das réplicas.
"Foi como ver o fim do mundo", disse o comerciante Vicente Acuna. "Eu observava como os automóveis iam caindo e não sabia o que fazer porque estava sozinho", disse Mario Riveiros, segurança de uma indústria em Santiago, parado perto de uma ponte que caiu. "Só me dava vontade de chorar."
Na cidade de Concepción, a 500 quilômetros ao sul da capital, o prédio do governo caiu e feridos estavam sendo transferidos dos centros de saúde.
O Chile está localizado sobre a intersecção de duas placas geológicas que constituem uma das principais zonas sísmicas do mundo.
O tremor foi o pior já registrado em território chileno desde 1960, quando um terremoto de 9,5 graus na escala Richter - o maior de que se tem notícia - ocorreu no país.
A jornalista brasileira PAULA RONDINELLI, que vive no CHILE desde a década de 1990, relatou os momentos de pânico que seguiram o terremto registrado no país. “Aqui sempre treme e é comum que trema, mas esse foi muito forte”, disse PAULA. “A gente percebeu que não parava de tremer, então vimos que estava ficando complicado.”
Turistas brasileiros que estavam em SANTIAGO também relataram à TV CHILE (TVN) e a agências de notícias momentos de “pânico” durante o tremor. Um casal de paulistas e uma mulher também brasileira disseram que queriam deixar o país, mas não conseguiam porque o aeroporto estava fechado. “Foi um verdadeiro pânico. Tudo começou a tremer forte, faltou luz e tivemos de sair do quarto, no escuro, com garrafas quebradas no chão. Não havia sinalização e não sabíamos como sair do hotel”, disse o brasileiro, que não teve o nome divulgado. Ao seu lado, uma das duas mulheres completou: “Infelizmente temos de ficar na rua e esperar, pois o aeroporto de SANTIAGO continua fechado.”
O chefe do aeroporto de SANTIAGO, EDUARDO DEL CANTO, confirmou que todos os voos estão cancelados e o aeroporto não será reaberto pelos menos nos próximos três dias. “O dano maior está no prédio principal. Sem ele não podemos operar o aeroporto. As pistas não foram abaladas, mas o terminal está paralisado e continuará fechado”, disse DEL CANTO.   
A energia liberada pelo tremor de hoje equivale à explosão de cerca de 3 mil bombas de HIROSHIMA, estima o professor de Geofísica da Universidade de BRASÍLIA, JOÃO WILLY CORRÊA ROSA. “É o sexto maior terremoto já registrado no mundo”, afirmou.
O tremor foi causado pelo choque entre duas placas tectônicas, a de NAZCA que fica no fundo do OCEANO PACÍFICO, e a placa continental da AMÉRICA DO SUL. “Esse encontro de placas é o responsável pelos freqüentes tremores na região, assim como por vulcões e pela formação da Cordilheira dos Andes.”
Eram 3:45 horas quando os telefones do Corpo de Bombeiros de São Paulo começaram a tocar. Do outro lado da linha, paulistanos que foram acordados com o barulho de estalos nas janelas, de lustres balançando e até mesmo com o tremor de móveis. Os funcionários da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, da Polícia Civil, que trabalhavam nessa hora, também ligaram. Assustados, esperaram a chegada dos bombeiros no térreo do edifício, localizado na Rua BRIGADEIRO TOBIAS no centro da capital.   

Recebo do meu irmão CARLOS um pequeno relato dos acontecimentos em POÁ, respondendo a algumas perguntas que lhe fiz:
Oi Mário. Sim neste ano de 2010 já tivemos 9 enchentes. As chuvas nem sempre são as de Poá mesmo, acontece que quando chove em Guaianazes, Itaquera e adjacências as águas acabam sendo canalizadas para Poá para irem para o Tietê. Eu estava outro dia conversando com um rapaz que mora do lado de baixo da cidade e ele me falou que quando vê que as nuvens estão vindo do lado de Ferraz de Vasconcelos ele já vai tirando o carro para a casa de um amigo que mora num lugar mais alto. Segundo ele o pior foi o dia que estava sossegado em sua casa, não estava chovendo, e de uma hora para a outra viu a enxurrada chegando na porta de sua casa. A coisa esta meio feia mesmo neste ano. Mas vamos lá aos netos da Rita, tenho fotos deles, quero ver se consigo anexar em um e-mail para vc. A tia Irene está muito fraquinha, deve completar 88 anos no mês de março, se não me falha a memória. Nasceu em 1922, vai daí que o tempo passa. Do grupo de 22 (Nair, Duarte (filho do Nunes) Lilica (de quem não tenho notícias) a única que esta resistindo ainda que muito sofrida é a tia Irene. Com relação a Carminha, gostaria de ir até ela, mas para dizer a verdade eu me perco muito em Guarulhos, não consigo entender bem o trânsito de lá. Mas vamos marcar o encontro, estou sempre em Poá a partir das 4as feiras e volto para Santos nas 6as feiras. Quando marcar veja se consegue que seja num desses períodos. No ano passado fui muito para Guarulhos, a Susana está vinculada a Unifesp de lá, como Jovem Pesquisadora, essa bolsa deve terminar em abril deste ano. Como ela estava com um problema que apareceu na perna, muita dor e não se conseguia descobrir do que se tratava fui convocado para levá-la toda semana a Unifesp. Vc sabe o lugar é meio chichelento no bairro dos Pimentas. Agora a Susana esta viajando desde 18 de janeiro, foi fazer pesquisas em Portugal, Espanha e Paris. Deve chegar neste domingo(amanhã), vou para o apartamento dela no Largo da Batata em Pinheiros para recebê-la depois de um "longo e tenebroso verão" Abraços do Carlos.

Morreu hoje à tarde em decorrência de falência múltipla de órgãos o sambista WÁLTER ALFAIATE, de 79 anos, um dos compositores da escola de samba PORTELA. ALFAIATE – que, de fato, exercia a profissão – começou a despontar nos anos 1960, com a participação em rodas no TEATRO OPINIÃO. Teve músicas gravadas por PAULINHO DA VIOLA, entre elas “CORAÇÃO OPRIMIDO”, e foi “redescoberto” pela mídia nos anos 1990, com a ajuda de PAULINHO. 

A ciclovia RIO PINHEIROS foi inaugurada nesta manhã pelo governador JOSÉ SERRA e pelo prefeito GILBERTO KASSAB. Com 14 km de extensão, o trecho liga as estações VILA OLÍMPIA e AUTÓDROMO DA LINHA 9 – ESMERALDA, da CPTM. “A intenção é ter uma nova modalidade de lazer”, disse o governador, que pedalou por dois quilômetros. Até o fim do ano, porém, a previsão é de que a ciclovia tenha 20 quilômetros e se estenda até a estação VILLA-LOBOS/JAGUARÉ. Esse é o prazo também para a implantação de passarelas para acesso. Atualmente, o projeto dispõe de apenas duas: estação VILA OLÍMPIA e avenida MIGUEL YUNES, próximo à ponte JURUBATUBA da Marginal PINHEIROS. 

A informação de que o ex-ministro da Casa Civil JOSÉ DIRCEU recebeu, entre 2007 e 2009, 620 mil reais do empresário NELSON SANTOS trouxe de volta o líder petista ao noticiário, que foi cassado e é réu no processo do mensalão. SANTOS controla um grupo que pode ser beneficiado, se a TELEBRÁS vier a ser reativada pelo governo. Em 2005, ele comprou a ELETRONET por apenas um real – empresa praticamente falida, mas dona de uma rede de fibras óticas de 16 mil quilômetros que liga 18 estados. Esse patrimônio não cobria o valor da dívida de 800 milhões de reais da empresa. No entanto, após SANTOS contratar DIRCEU, o governo decidiu usar a rede para reativar a TELEBRÁS e executar o PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA. Para isso, assumiria a caução judicial em poder dos credores da ELETRONET para resgatar a rede ótica. Assim, SANTOS poderia receber 200 milhões de reais. Ao jornal, o empresário negou que o pagamento a DIRCEU referia-se a lobby. O governo também negou o lobby e que os sócios da ELETRONET possam ser beneficiados com a reativação.

Nova pesquisa DATAFOLHA mostra que a distância entre a ministra DILMA ROUSSEFF, pré-candidata à Presidência, e o governador de São Paulo, JOSÉ SERRA, caiu para apenas quatro pontos percentuais desde dezembro. DILMA subiu 23% das intenções de voto, em dezembro do ano passado para 28% em fevereiro. SERRA, que ainda não confirmou sua candidatura, caiu de 37% para 32% no período.    

Após quatro anos de pressão do governo, a Aeronáutica entregou ao Arquivo Nacional, no início do mês, pelo menos parte dos documentos secretos que produziu durante a ditadura militar. A própria Aeronáutica informara anteriormente que esses itens haviam sido destruídos, o que reaviva a suspeita de que as Forças Armadas mantêm escondidos papéis sigilosos da ditadura. O arquivo inédito faz parte do acervo do Centro de Segurança e Informação da Aeronática (CISA). São 189 caixas, com aproximadamente 50 mil documentos acumulados nos governos militares, entre 1964 e 1985. O lote inclui informações sobre ERNESTO CHE GUEVARA, FIDEL CASTRO e CARLOS LAMARCA. Mas há indícios de que registros importantes tenham sido retirados antes de efetivada a entrega, no último dia 8.

Um ataque suicida a bomba contra um posto policial de KARAK, no noroeste do PAQUISTÃO, matou hoje dois policiais e dois civis e deixou dezenas de pessoas feridas. Uma mesquita próxima também foi atingida. Ninguém reivindicou a autoria do ataque. A cidade fica perto de uma região onde o Exército do país lançou uma grande ofensiva em outubro de 2009.

Cerca de 70 separatistas islâmicos da milícia ABU SAYYAF, ligada a AL-QAEDA, atacaram hoje uma aldeia na ilha de BASILAN, a 930 km de MANILA, capital das FILIPINAS. Eles mataram 11 pessoas e deixaram cerca de 20 feridos. O ataque ocorreu horas depois que forças de segurança resgataram dois cidadãos chineses que eram mantidos em cativeiro pelo grupo.

A coreógrafa e cineasta britânica WENDY TOYE, que trabalhou com personalidades da dança e do teatro como LÉONIDE MASSINE e MAX REINHARDT, morreu neste sábado, aos 92 anos, segundo informou o jornal THE GUARDIAN. Considerada um prodígio, aos 9 anos ela se apresentou no PALLADIUM, de LONDRES, e conquistou um prêmio organizado pelo produtor CB CORHRAN, com FRED ASTAIRE e FLORENZ ZIEGFELD como jurados. Nos anos 1930, combinou dança com cinema, atuando no filme DANCE PRETTY LADY, dirigido por ANTHONY ASQUITH. WENDY também conquistou prestígio dirigindo obras de SHAKESPEARE para o teatro.  

2 011         :    -     DOMINGO
LUCINDA conta-me sobre duas “tragédias”, na sua concepção, que acontecem nesta manhã. MARLENE trabalhou a noite toda numa lanchonete para ganhar cem reais e no retorno para casa perdeu o dinheiro. O segundo caso é a respeito de uma sua conhecida, que luta para viver e sofre com problemas de doenças em família. Perdeu o pai e um irmão vítimas de câncer e a sua mãe foi para uma UTI na data de ontem. Precisa de dinheiro e cobra da LUCINDA o preço de alguns bolos que ela forneceu.
No computador, entre as mensagens que recebo, está a do CORONEL PM SEBASTIÃO CORRÊA DE CARVALHO sobre as aberturas dos portões da APMBB aos novos cadetes. Sua turma, cinqüentenária, foi a autora dessa praxe em 21 de fevereiro. Manda-me o discurso “AOS COMANDANTES DO BICENTENÁRIO” e também a “EXALTAÇÃO À POLÍCIA MILITAR” da Professora MARIA IZABEL DE CARVALHO CUNHA:
Caríssimo Amigo, Mario Ventura,

Louvável essa iniciativa, cuja menção me faz noticiar a você que minha Turma "Fortaleza" (calouros de 1961) teve a honra de, na segunda feira passada, dia 21, abrir o portão da Academia para os calouros de cinquenta anos depois.
Receba, como nossa homenagem, em primeira mão, o texto que foi lido para os novos cadetes da PM e seus Pais.
Foi oferecido a cada novo Aluno Oficial, um exemplar da "Exaltação à Polícia Militar do Estado de São Paulo", escrita pela Professora Maria Isabel de Carvalho Cunha, de Bauru, por ocasião do sesquicentenário da Corporação, que também anexo para seu conhecimento ou lembrança.
Reitero meus cumprimentos pelo seu valoroso trabalho.
Abraço fraternal.
Corrêa de Carvalho
Assim que receber fotos da solenidade, enviarei a você.

Aos Comandantes do Bicentenário,

            Nem tentem imaginar o enorme desafio que é falar-lhes hoje, tendo na retina e na memória a imagem deste mesmo pátio sagrado, há exatos cinqüenta anos! Daqui a outros cinqüenta, talvez em outro lugar, muito mais amplo, vocês compreenderão perfeitamente.

            Cada um de nós veio matutando para escolher ao menos algum fato exemplar vivido ao longo dos nossos trinta anos de serviço, acrescidos da experiência de mais vinte, como cidadãos e chefes de família.

            Se nos déssemos apenas um minuto para cada ano, certamente seríamos daqui expulsos, sob acusação de torturá-los sob o sol ardente.

            Recebam esta fala como simbólica microssíntese da história de nossas vidas, pois vimos falar-lhes com o carinho e com o amor que os avós costumam ter por seus netos.

Para terem o direito de aqui estar hoje, vocês dispenderam grande esforço, provaram méritos nos planos físico, intelectual, psicológico, emocional. Tiveram sua vida pregressa esmiuçada pela rigorosa investigação social. São vencedores, portanto!

Quem recebe a divina dádiva de nascer já tem aí a sua primeira grande vitória, porque aquele microscópico espermatozóide, que conseguiu chegar na frente, fez de cada um o grande vencedor, entre milhões que corriam para a vida!

É claro que vocês venceram outras vezes, quando superaram o medo, por exemplo, de deixar de engatinhar para por-se de pé e dar os primeiros passos, festejados por seus Pais, mas, com certeza, a vitória de hoje é a segunda verdadeiramente grande de suas vidas!

Orgulhem-se dela! Estão ingressando numa Instituição que já os convida para celebrar, em vinte anos, como comandantes de 2031, o seu bicentenário, e uma organização que dura esse tempo tem provada a sua fundamental importância social.
Ela é um cadinho do Brasil, pois entre os seus cento e trinta (pausa...) mil de 2011 (ativos e veteranos) há de todas as raças, de todos os credos, de todas as origens.

Sua história confunde-se com a história do Estado e da Nação. Várias iniciativas pioneiras nacionais são de nossa gloriosa Polícia Militar, como a criação da previdência, no fim do Século XIX. É nossa a pioneira Escola de Educação Física do Brasil, fundada em 1910.

Quando cantarem a “Canção da Polícia Militar”, reverenciem os seus autores, ambos Soldados da Milícia Paulista, com destaque para o grande poeta Guilherme de Almeida, autêntico revolucionário paulista de 1932. Procurem saber o significado de expressões como “130 de 31”, “ao nosso julho da clarinada”, “sob as Arcadas”, “glória em Canudos” e a bendita e consagradora “Paulistas por mercê de Deus”!

Vocês agora têm o privilégio de freqüentar a única “faculdade” do País que outorga a graduação Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e da Ordem Pública e, ao longo da carreira, poderão alcançar os lauréis do mestrado e do doutorado, tudo isso erigido pela inteligência e pelas vivências de cientistas e técnicos das mais diversas áreas do saber, porque, conforme a profecia do “príncipe dos poetas brasileiros”, os “130 de 31”, multiplicando-se por mil e um, vêm constituindo um quadro de recursos humanos do mais alto nível.

Quando nós ingressamos, há apenas meio século, o candidato ao alistamento na Força Pública era submetido, na parte intelectual, a uma singela prova com problemas contendo as quatro operações aritméticas, mais um ditado simples, a título de linguagem.

Hoje, a formação do Soldado é feita na Escola Superior, assim como a do Cabo e a do Sargento, constituindo, com a Escola de Educação Física e a Academia, o Sistema de Ensino da Polícia Militar, face à Lei Complementar 1036, de 11 de janeiro de 2008.

Se, para liderar operacionais de nível fundamental, era necessária, já em 1961, a formação de profissionais de destacado nível de saber, é óbvio que, para comandar intelectos de nível superior, exigir-se-á muito mais dos Chefes que esta “Escola de Comandantes” vai construir, através da geração de vocês.

A vida é feita de escolhas e vocês terão, como nós tivemos, exemplos de como se deve e de como não se deve fazer. A escolha será sempre pessoal e a responsabilidade, pelos ônus e bônus dela decorrentes, também.

Vocês serão julgados e, no futuro, irão também julgar, por isso não desprezem nem uma migalha dos ensinamentos que lhes serão passados, em sala e em campo, como base de suas futuras decisões.

Aprendam a seguir idéias: não sigam homens! A história tem exemplos de líderes carismáticos, cegamente seguidos, que, num momento de péssima escolha, levaram milhares à desgraça. Se aprendermos a sempre avaliar as idéias, mesmo as de quem é rotulado como mau líder, jamais correremos o risco de perder uma idéia verdadeiramente salvadora, por visão preconceituosa de quem a teve.

Muitos de vocês, senão todos, devem ter ouvido a história do Brasil contada por mestres formados sob as mais diversas ideologias, algumas voltadas para a desconstrução da verdade. Sejam perspicazes, recebam as aulas com atenção e busquem na internet, nas bibliotecas, nas hemerotecas, os documentos da época da nossa geração, para conhecerem a realidade dos fatos.

Há cinqüenta anos, ingressamos neste pátio com a Força Pública sendo alvo de uma greve por salários iniciada por Tenentes, principalmente do Corpo de Bombeiros, a que se seguiu a adesão de outros oficiais e também praças. A conseqüência imediata foi uma metralhadora apontada para a entrada do Quartel da Praça Clovis Bevilacqua e a assunção do Comando Geral pelo Coronel do Exército Oldemar Ferreira Garcia.

No mesmo ano, em agosto, Janio Quadros renunciava à Presidência da República e, finalmente, tivemos a nossa Declaração de Aspirantes em dezembro de 1964, apenas dez meses após a Contra Revolução de 31 de março.

Somos, pois, Aspirantes, Tenentes, Capitães, do período mais turbulento da história recente do País, contemporâneos de heróis de verdade, como o nosso Capitão PM Alberto Mendes Junior, o Soldado do E.B. Mario Kozel Filho e muitos outros.

Valorizem as sábias lições que terão com Professores, Instrutores e Comandantes, e tenham especial humildade para explorar o rico aprendizado que se pode haurir do relacionamento com os nossos operacionais e com a comunidade, mesmo e principalmente com os de nível mais modesto.

A Polícia Militar abre portas para todas as áreas do conhecimento. Preparem-se para a oportunidade futura de atuarem como instrutores e professores, pois “quem ensina, aprende ao ensinar, e quem aprende, ensina ao aprender” (Paulo Freire).

Em nossa “Festa da Espada”, em 15 de dezembro de 1964, dos dezenove Aspirantes, quinze eram de São Paulo e quatro da Polícia Militar de Mato Grosso. Mas, ao longo da nossa formação, contamos com vinte e um integrantes, dos quais quinze estão presentes.

Faleceram o Coronel PMMT Amylton Sá Correia, que freqüentou também o Curso de Bombeiros para Oficiais em São Paulo e foi o fundador e primeiro Comandante do Corpo de Bombeiros de seu Estado, e o Dr Atayde Souza Lopes, que, depois de atuar alguns anos como oficial, foi vitorioso em concurso para a magistratura federal. Nosso preito de saudade a ambos os Companheiros.

Não podemos deixar de destacar, em sua ausência por problemas de limitação de saúde, a figura do Coronel PM Orivaldo Cardoso Filho, que encerrou sua carreira, na Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, como seu Comandante Geral.

Nossa pequena grande Turma tem muitos feitos de que podemos nos orgulhar, mas, para concluir, mencionaremos apenas algumas singelas atitudes.

Um de nós, enquanto Capitão Comandante de Companhia no Interior, numa época em que sede de PM era sempre fundo de Delegacia de Polícia, tomou a decisão de abrir uma porta no muro dos fundos, justificando seu ato com a necessidade de dar à Polícia Militar a dignidade do endereço próprio. O Coronel PM José Hamilton Port foi esse Capitão.

Outro, ainda no seu primeiro ano de Aluno Oficial, representou dignamente a Escola de Oficiais na Semana Euclidiana de São José do Rio Pardo, em tradicional concurso de redação sobre a obra de Euclides da Cunha. Este mesmo valoroso Companheiro, já na reserva, foi baleado por um marginal que assaltara nas imediações de sua residência, o que lhe impôs a necessidade de adotar uma vida mais reclusa, sem perder a lucidez.

Tomando conhecimento desta cerimônia apenas ontem, pois trabalhávamos com a hipótese de tê-lo representado por um dos filhos, decidiu comparecer com toda a sua família o Coronel PM Orlando Aurélio Santos.

A revista “O Quinze”, que era editada a cada turma concluinte do Curso, teve a participação da nossa Turma “Fortaleza” em três edições (uma em 1963, duas em 1964). Nas duas últimas, o Presidente do então Centro Acadêmico era o nosso hoje Coronel PM Paulo José Ballatka Rahnig, que, entre muitas belíssimas ações, como oficial, foi responsável por maravilhoso trabalho como Comandante do “Corpo de Intérpretes” da Corporação, que beneficiou uma legião de milicianos com bolsas de estudos de idiomas em vários institutos. Está aqui representado por seu filho, Ricardo Rahnig.

Gratidão é o sentimento que mais abre corações e é assim que queremos encerrar: agradecendo ao nosso Comandante Geral, Coronel PM Alvaro Batista Camilo, pela honra da presença e pela lucidez de comando, que o fez merecedor da inédita manutenção no Comando Geral, mesmo com a mudança de Governo; ao Comandante da Academia, Coronel Airton Alves da Silva, pela gentil acolhida a todos nós; aos nossos homenageados in memoriam, Coronel Romeu de Carvalho Pereira e Capitão Alaor Godoy, respectivamente do Centro de Formação e Aperfeiçoamento e da Escola de Oficiais, e Coronel Edson Tenório dos Santos, presente, nosso Comandante de Pelotão no Primeiro Ano de Curso Preparatório.

Aos novos Cadetes e aos seus Pais, nossa mensagem de esperança, de fé, no futuro brilhante reservado aos seus filhos, para a continuidade da renovação e do aperfeiçoamento da segurança da sociedade paulista e brasileira.

Só sucesso, sempre!

 EXALTAÇÃO À POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Eu te exalto – Polícia Militar do meu São Paulo
e  te sinto minha
glorioso de tuas glórias
orgulhoso de tua História...
eu te exalto
           na visão esplêndida
                                      de tua origem heróica
                                      de tua caminhada magnífica
                                      de teu testemunho de raça...
Nasceste num momento
de Pátria balbuciante...
                          marcada para ser forte
                          pra crescer...pra amar...
                          marcou-te a fronte audaz
                          Feijó – o Homem inteiro
                          sagrou-te a alma sábia... Tobias de Aguiar!
                          e seguiste a picada
                           aberta das Bandeiras
                          cresceste com São Paulo
                          na cava das trincheiras
                                                              teu vulto se estendendo
                                                              por sobre a Pátria inteira...

Eu te exalto – Polícia Militar do meu São Paulo
                                                              e te contemplo...
               carregando o pavilhão verde-dourado
               pelos campos sagrados de minha terra
               machucado pela sanha paraguaia...
               carregando o pavilhão verde-dourado
               na santa guerra da paz e da união
               quando irmão se levanta contra irmão...
e te encontro nos pampas e no norte
nas praias, nas cidades, nos sertões...
                                                  em Vaza-Barris distante
                                                  na senda de Camisão...
e choro contigo em Venda Grande...
eras ainda uma criança...
                            e São Paulo era batido
                            e com Feijó caia pela vez primeira...

Eu te exalto – Polícia Militar do meu São Paulo
Gloriosa Força Pública de São Paulo de 32!
Lembras-te? Como fostes grande?
              Alegra-te!
              Como sofrestes... Lembras-te?
São Paulo de 32... São Paulo vergastado pela tirania
                    Pisada e traída a terra dos Andradas
                    Humilhado como nunca o pendão das treze listas...
SÃO PAULO SE LEVANTA e... caminha... TODO!
Lembras-te? Eras tu, Polícia Militar,
                                             que à frente caminhava
                                             a transmitir força
                                             a comunicar confiança...
e o que possuias, então?
                               por arma – Coragem
                               por lema – Direito
                               por escudo – Verdade
                               por divisa – Pátria
Eu te admiro – Polícia Militar do meu São Paulo
                                   quando teus ideais
                                   se identificam e se confundem
                                   com os ideais da gente paulista...
Eu te admiro, sobretudo
                           quando ofereceste
                           em holocausto de dor
                           o melhor que possuías
                                                                 o sangue de teus filhos
                                                                 derramando sobre a Pátria
                                                                 a seiva da redenção...
e eu me lembro de Marcondes Salgado
e eu me lembro do Major Marcelino
                                                  tombados no amanhecer da luta
                                                  no desespero terrível
                                                  de salvar esta nação...
Eu te exalto e te saúdo
Polícia Militar do meu São Paulo...
                                            nos teus 150 anos de existência
e hoje te contemplo
                          na grandeza , nas dimensões incríveis
                          desta terra de Paes Leme...
e eu te encontro a cada passo
                                      nos teus filhos por aí
                                      em todo canto, por toda parte
                                      velando por todos nós...
                                      guardiães silentes, serenos
                                      trazendo no garbo, nos gestos,
                                                   todo um passado de honra
                                                   e, na fineza do trato,
                                                   um toque muito gaulês...
e eu te encontro, a cada passo
               na solidão dos que edificam,
               na incompreensão dos que constroem,
               no anonimato dos que servem...
e te encontro também
               na confiança dos que crêem,
               na justiça dos que entendem,
               na compreensão dos que sabem...

Eu te exalto – Polícia Militar do meu São Paulo,
                          e te sinto minha...
                          glorioso de tuas glórias,
                          orgulhoso de tua História...

Maria Izabel de Carvalho Cunha
Bauru, dezembro de 1980
SÃO PAULO - Com direito a quase suspensão da partida, forte chuva, queda de energia, clima tenso e torcedor nadando na arquibancada, o São Paulo manteve o tabu de não perder para o Palmeiras no Morumbi ao empatar em 1 a 1, em partida válida pela décima rodada do Campeonato Paulista.
Paulo Liebert e Sergio Neves/AE
A forte chuva no Morumbi permitiu até que um torcedor nadasse na arquibancada, antes do clássico. Com o resultado, o São Paulo pulou para a quarta colocação com 19 pontos, dois a menos do que o Palmeiras, 21, que caiu da liderança para o terceiro lugar. Na próxima rodada, o São Paulo irá encarar o São Caetano, em São Caetano, no próximo sábado, enquanto o Palmeiras terá o Santo André, no Pacaembu, também no sábado. Chuvas: Devido a forte chuva que caiu na cidade de São Paulo, a partida esteve muito perto de ser adiada. Em pouco mais de uma hora o gramado do Morumbi estava completamente encharcado, os bancos de reservas alagados e,até mesmo alguns setores das arquibancadas, também estavam cheios de água. Situação que fez com que os treinadores chegassem a pedir para o árbitro da partida, Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, o adiamento da peleja. Mas, este fez valer o procedimento padrão, esperou uma hora e, para desagrado de Felipão, que esbravejou muito, autorizou o início da partida, já com o gramado em melhores condições. Nem mesmo a forte chuva que atingiu a cidade foi capaz de esfriar os ânimos do Choque Rei. Desde os primeiros minutos o clima da partida foi quente, a começar por um desentendimento entre o meia Valdívia e o zagueiro Miranda. Em 15 minutos de jogo, foram marcadas 15 faltas, uma média de uma falta por minutos e muito trabalho para a arbitragem. O clima também tornou a partida mais feia, já que as duas equipes se esqueceram de jogar futebol e abusaram dos carrinhos e chutões. O Palmeiras estava ligeiramente melhor, apesar das poucas chances criadas, até que Fernandinho fez bela jogada individual e abriu o marcador com um chute perfeito. O atacante recebeu na entrada da área, partiu para cima do defensor palmeirense e, com um chute cruzado indefensável, venceu o goleiro Deola. Na sequência do gol os refletores do estádio apagaram, Deola tentou alegar que teria sido prejudicado pela queda da energia no momento do gol. Mas, o árbitro não aceitou, validou o gol e paralisou a partida até que os refletores acendessem novamente. 15 minutos. Após a parada a partida voltou aberta, com as duas equipes se preocupando apenas com o futebol e deixando de lado as faltas. Tanto Palmeiras como São Paulo tiveram chances de gols, mas os dois goleiros e as finalizações erradas fizeram com que o primeiro tempo terminasse com vitória dos donos da casa. O início do segundo tempo repetiu o do primeiro e, as duas equipes, principalmente o São Paulo, voltaram com a cabeça quente. Tanto que aos 15 minutos, o zagueiro Alex Silva se irritou com Adriano, que tentou cavar uma falta, reclamou com o atacante e foi expulso. O que fez com que em cada falta ou jogada mais dura, o árbitro tivesse de aturar inúmeras reclamações e pedidos de cartões. Com um a menos, o São Paulo passou a apostar nos contragolpes, enquanto o Palmeiras, sem muita criatividade, passou a pressionar os donos da casa em busca do empate. Valdívia, Kléber e Adriano pressionaram e obrigaram Rogério Ceni a trabalhar. Mas, de tanto que chamou o Palmeiras para o seu campo, o São Paulo acabou levando o gol de empate. A primeira chance do Palmeiras foi com Adriano, que correu mais do que a marcação e chutou em cima de Rogério Ceni. No rebote, o atacante tentou novamente e, com a ponta do pé, Ceni fez nova defesa. Dois minutos depois, aos 38, Valdívia tocou para Kléber, que lançou Adriano. O atacante passou pela zaga são-paulina e chutou firme para empatar a partida. O gol fez com que o Palmeiras torna-se os últimos cinco minutos de jogo em um verdadeiro sufoco para o São Paulo. Com um homem a mais, dominou todas as ações e encurralou ainda mais os donos da casa em seu campo. Mas, Rogério e a falta de pontaria dos atacantes fizeram com que a partida terminasse empatada.
SÃO PAULO - 1 - Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva e Miranda; Jean, Casemiro, Carlinhos Paraíba, Lucas (Rivaldo) e Juan; Fernandinho (Xandão) e Dagoberto (Willian José). Técnico: Paulo César Carpegiani
PALMEIRAS - 1 - Deola; Cicinho, Danilo (Leandro Amaro), Thiago Heleno e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção (João Vitor), Tinga e Valdivia; Luan (Adriano) e Kleber. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols - Fernandinho, aos 25 minutos do primeiro tempo. Adriano, aos 39 minutos do segundo tempo; Cartões amarelos - Miranda, Dagoberto; Danilo, Marcos Assunção; Cartão vermelho - Alex Silva; Árbitro - Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza; Público - 26.238 pagantes; Renda - R$ 815.394,00; Local - Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).
O torcedor do CORINTHIANS curtiu por apenas 24 horas a primeira colocação do Campeonato Paulista. Hoje, no JAIME CINTRA, em JUNDIAÍ, o MIRASSOL bateu o PAULISTA por 2 a 0 e assumiu pela primeira vez a liderança do estadual. Embora tenha terminado a 10ª rodada com os mesmos 22 pontos do TIMÃO, a equipe do interior leva vantagem no número de vitórias, primeiro critério de desempate da competição (7 a 6). Também hoje, nos outros jogos da rodada, o ITUANO bateu o BOTAFOGO de RIBEIRÃO PRETO por 3 a 1, e o NOROESTE empatou com o SÃO CAETANO por 0 a 0. 

Pela primeira vez em 13 anos de carreira, RONALDINHO GAÚCHO ergueu o troféu de campeão como capitão de um clube. Deve a honra ao FLAMENGO, que conquistou a 19ª edição da TAÇA GUANABARA ao vencer o BOAVISTA por 1 a 0. O gol do titulo veio numa cobrança de falta, especialidade de RONALDINHO desde o Mundial de 2002, quando encobriu o goleiro da INGLATERRA, virou o jogo para 2 a 1 e levou o BRASIL à semifinal da competição. No lance que encantou os mais de 40 mil rubro-negros que lotavam hoje o ENGENHÃO, RONALDINHO GAÚCHO foi o autor de uma cobrança perfeita – a bola passou entre a barreira e caprichosamente fez uma curva que enganou o goleiro do BOAVISTA. “Era tudo o que eu mais sonhava. Ser campeão pelo FLAMENGO”, disse RONALDINHO, antes de receber a taça. Com o resultado, o FLAMENGO assegurou presença na final do Campeonato Carioca, desde que não vença também o segundo turno (TAÇA RIO).

Tricampeão da Corrida de SÃO SILVESTRE, o brasileiro MARILSON GOMES DOS SANTOS venceu com folga a Meia Maratona Internacional de São Paulo, hoje pela manhã. Ele registrou o tempo de 1hora3minutos12 e quebrou o recorde da prova que teve largada e chegada na Praça CHARLES MILLER, em frente ao PACAEMBU. PAULO ROBERTO DE ALMEIDA PAULA chegou em segundo, seguido de DAMIÃO ANCELMO DE SOUZA, VALDIR SÉRGIO DE OLIVEIRA e JOÃO FERREIRA DE LIMA. Na prova feminina, prevaleceu a força das africanas. A queniana AGNES JEPKOSGEI CHESEREK levou a melhor e chegou na primeira colocação. O segundo lugar ficou com a brasileira ADRIANA APARECIDA DA SILVA. A tanzaniana ZERFE WORKU SAKILU cruzou em terceiro.  

O espanhol DAVID FERRER, número 6 do mundo, sagrou-se bicampeão do ABERTO DO MÉXICO, em ACAPULCO, ao derrotar seu compatriota NICOLÁS ALMAGRO.

O aposentado HAMILTON BISPO DA CONCEIÇÃO, de 56 anos, foi o primeiro brasileiro a ser submetido a um transplante de artéria de doador falecido para evitar a amputação de sua perna direita – comprometida pela aterosclerose. A cirurgia, inédita no BRASIL, foi realizada no Hospital SÃO PAULO no final do mês de janeiro. “Depois de dez dias, o paciente saiu do hospital totalmente recuperado, sem dor e andando”, afirmou JOSÉ CARLOS BAPTISTA SILVA, responsável pelo transplante. Antes do transplante, CONCEIÇÃO já não podia mais andar. Por causa da doença, passou os últimos meses tomando analgésicos potentes e dormindo sentado, com a perna levemente inclinada, para tentar aliviar a dor. A doença atingiu sua perna direita, obstruiu quase completamente a principal artéria (femoral) e, por conseqüência, provocou a má circulação. A saída para o problema seria amputar a perna do joelho para baixo. CONCEIÇÃO é ex-fumante e possui insuficiência renal crônica. Durante anos se submeteu à sessões de hemodiálise. Em estado terminal, passou por um transplante de rim há dois anos. A função renal foi restabelecida, mas a doença passou a dar sinais em outros locais. 

O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou hoje nota manifestando indignação e preocupação com o resultado do julgamento de três dos acusados pela morte do cacique MARCOS VERON, ocorrido em 2003, em MATO GROSSO DO SUL. Por decisão do tribunal do júri, na 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo, eles foram absolvidos da acusação de homicídio.

Dedos enrugados, maquiagem borrada, pés sem uma das sandálias, que foi levada pela enxurrada. Pelo menos 300 jovens amantes do Carnaval de rua mostraram como se faz a festa debaixo de uma tempestade – ou pelo menos se tenta fazer. O CORDÃO CARNAVALESCO CONFRARIA DO PASMADO, famoso por reunir universitários freqüentadores da região da VILA MADALENA, colocou o bloco na rua, mas o trio parou de tocar às 15 horas. O folião tentou vencer a chuva e mesmo sem o trio deu nova interpretação aos sinais da natureza: sambaram ao som de trovões e iluminados por raios. Aproveitando Ada gota de chuva para se refrescar um trio de publicitários não reclamou. “Vim de pinto molhado”, brincou o carioca GABRIEL FERNANDES, 26 anos, sobre a fantasia de galo, ao lado das colegas LUCILENE ISLEN, 24, de MULHER MARAVILHA encharcada e MARIANA DOURADO, 23, sem fantasia definida depois da chuva. Este ano, o homenageado da CONFRARIA DO PASMADO – criada em 2003 – foi o palhaço TIRIRICA, deputado federal mais votado. Não faltaram máscara do palhaço – deputado autor do bordão “PIOR QUE TÁ NÃO FICA”. E foi nesse clima que a galera espremida em pontos de táxi e de ônibus, com a cabeça cheia de cerveja, exercitou o bom humor: campeonatos de “farol aceso”, como acender um cigarro molhado, como capturar fogo de quem fumava no ponto de ônibus mais próximo ou quem tirava mais água do que restou do tênis. A BANDA REDONDA animará a CONSOLAÇÃO amanhã a partir das 21 horas.

Advogado formado pela Universidade Federal do RIO GRANDE DO SUL, OCTÁVIO OMAR CARDOSO dividiu sua atividade profissional entre o Direito e cargos exercidos no poder Executivo. Foi promotor público e secretário de Economia do RIO GRANDE DO SUL. Em RIO PARDO, cidade onde nasceu em 12 de setembro de 1930, foi vereador entre 1950 e 1958. Também foi eleito deputado estadual (1963 e 1971). Assumiu como deputado federal e senador suplente, respectivamente entre1974 e 1975 e entre 1983 e 1987. Era casado com a senadora ANA AMÉLIA LEMOS. CARDOSO morreu na madrugada deste domingo, em BRASÍLIA. Ele havia sido internado com problemas cardíacos.

A humildade do filósofo BENEDITO NUNES encontrava correspondência em seu jeito de falar. Sua voz era baixa e o ritmo, tranqüilo. Quem conheceu o estudioso, o define como um homem manso, avesso às falsas glórias e ao exibicionismo. Não à toa, manteve durante toda a vida a firme disposição de não abandonar a terra natal, BELÉM. Por várias vezes ele deixou a capital do PARÁ para temporadas de estudo e viagens particulares, é verdade, mas, apaixonado que era pela cidade e pelo Estado, sempre voltava. Ultimamente achava que BELÉM definhava, vítima do crescimento desordenado. Permanecia, entretanto, ligado à cidade e suas memórias. Nela, construiu uma obra crítica e literária reconhecida mundo afora. Consta que BENEDITO aprendeu a ler quando tinha apenas 4 anos e, desse momento em diante, tornou os livros seus companheiros de jornada. Na casa onde morava, cinco salas eram destinadas a abrigar exemplares. Dividia o lar com livros, plantas, o gato persa POLI e com MARIA SYLVIA, primeira e única mulher. O casamento dos dois durou 50 anos e começou na faculdade de Direito, que BENEDITO cursou já sabendo que sua existência estava entrelaçada com a filosofia e a literatura, áreas em relação às quais se dizia “autodidata”. Co-fundador da Faculdade de Filosofia do PARÁ, mais tarde incorporada à Universidade Federal, BENEDITO NUNES deixou uma vasta obra literária. É autor de “UMA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR”, “O DORSO DO TIGRE”, “NO TEMPO DA NARRATIVA” e “PASSAGEM PARA O POÉTICO FILOSOFIA E POESIA EM HEIDEGGER”, vencedor do prêmio JABUTI em 1987. Em 2010, recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio MACHADO DE ASSIS pelo conjunto de sua obra. O filósofo morreu neste domingo, após sofrer uma parada cardíaca. Ele tinha problemas renais e estava internado havia dez dias. Nasceu em 21 de novembro de 1929.     

Uma mulher de 25 anos estava a caminho do hospital, já em trabalho de parto, quando a chuva parou a cidade. Antes das 16 oras, quatro faixas da Marginal do PINHEIROS ficaram alagadas próximo ao CEBOLÃO, no sentido MARGINAL DO TIETÊ. No congestionamento, a bolsa rompeu. O bebê, um menino, não queria esperar para nascer. Os bombeiros foram acionados pelo marido da jovem e por motoristas que estavam no local. O helicóptero ÁGUIA da PM fez o resgate. A mãe foi levada para o Hospital SÃO CAMILO, na zona oeste da capital. O 1º TENENTE PM RAUI PAULO GALLETTI explicou que foram acionados às 16:05 horas pela Central de Operações dos Bombeiros porque eles não conseguiam chegar ao local. Dez minutos depois, a aeronave pousava na MARGINAL. O terceiro e último resgate do dia durou 20 minutos.  

O ex-premiê ALAIN JUPPÉ foi designado hoje como ministro das Relações Exteriores da FRANÇA. Ele assume o lugar de MICHÈLE ALLIOT MARIE, que pediu demissão após ser duramente criticada pela condução da crise na TUNÍSIA e por ligações com o governo daquele país. Ela negou qualquer irregularidade. O presidente francês, NICOLAS SARKOZY foi à TV falar sobre a mudança e minimizou a crise no seu governo.  

Os últimos brasileiros retirados da LÍBIA desembarcaram hoje no porto de PIREUS, perto de ATENAS. O navio de passageiros carregava 390 cidadãos de 17 países. Ao todo, 148 brasileiros fugiram de BENGHAZI após a onda de protestos contra o ditador MUAMAR KADAFI fugir do controle do governo. O presidente voltou à TV hoje para dizer que vai permanecer na LÍBIA e culpou os estrangeiros e a AL-QAEDA pelas revoltas que ameaçam seu regime de 41 anos. Ele também condenou o Conselho de Segurança da ONU que impôs sanções ao país e iniciou uma guerra com a investigação de crimes contra a humanidade – o Conselho, segundo KADAFI, não podia ver que a capital TRÍPOLI está segura. Enquanto isso, líderes rebeldes que tomaram cidades no Leste do país como ZAWIYAH criaram um Conselho Nacional em BENGHAZI. O grupo não aceita negociar com KADAFI e cobra a saída imediata do ditador. Os rebeldes passaram a atuar como autoridade local e dirigir os serviços.

Mais de 100 mil pessoas já deixaram a LÍBIA fugindo da violência, anunciou hoje a ONU. As NAÇÕES UNIDAS chamaram atenção ainda para o estado de “emergência humanitária” que os combates entre forças opositoras e o regime de MUAMAR KADAFI produziu. A maior parte dos refugiados que deixa a LÍBIA rumo à TUNÍSIA e ao EGITO é de estrangeiros que trabalhavam no país e não de líbios. Hoje, o Alto Comissariado da ONU para Refugiados iniciou o transporte de tendas, alimentos e remédios para atender as pessoas que cruzavam as fronteiras.
O GENERAL SULEIMAN HASSAN, do Corpo de Engenharia do Exército líbio, tem uma estimativa bastante favorável ao movimento que busca a derrubada do ditador MUAMAR KADAFI: segundo ele, 98% dos militares aderiram. A adesão das Forças Armadas ao movimento rebelde parece sólida. A dúvida é sobre a influência das lealdades tribais entre os militares. As tribos – grandes famílias resultantes de casamentos arranjados – são o núcleo das decisões da sociedade Líbia. MUAMAR KADAFI, integrante de uma tribo pequena, AL-DADDADIA, distribuiu o poder de forma a neutralizar a influência das tribos. No Exército, se o coronel de uma tribo comanda a artilharia, o controle das munições fica com um oficial de outra. A maior tribo da LÍBIA, WARFALLAH, com cerca de 1 milhão de integrantes, num país de 6 milhões, sente-se prejudicada na divisão do poder. Num momento de desagregação, os oficiais podem sentir-se tentados a seguir superiores de sua tribo, em vez da cadeia de comando. Isso poderia levar a fragmentação e instabilidade. “Espero que o regime caia dentro de dois ou três dias”, diz o GENERAL SULEIMAN.
“Não temos medo, não temos fome, não temos sede, não temos cansaço. Por muitos anos tivemos nossas cabeças na alça de mira de MUAMAR KADAFI. Agora chegou a hora da liberdade.” A frase, dita por um rebelde líbio na noite de sexta-feira, dia 25 de fevereiro, enquanto dirigia em meio ao SAARA, resume o estado de espírito dos insurgentes. Eles já dominam grande parte do interior da LÍBIA e preparam a tomada de TRÍPOLI. Reunidos às centenas em cada vilarejo, armados de fuzis AK-47 e espingardas de caça e comunicando-se por meio de rádios e celulares, os revoltosos coordenam ações para o que chamam de “BATALHA DE TRIPOLI”, o assalto simultâneo da capital nos próximos dias, com o qual pretendem encerrar os mais de 41 anos do regime de MUAMAR KADAFI.

O premiê da TUNÍSIA, MOHAMED GHANNOUCHI, anunciou hoje sua renúncia após uma onda de protestos nas ruas do país. A TUNÍSIA foi palco da primeira revolta popular no norte da ÁFRICA. Críticos acusam GHANNOUCHI de ser próximo a governos da região que foram derrubados por manifestações no mês passado e por falhar em aprovar reformas. Três pessoas foram mortas e muitas ficaram feridas em conflitos entre as forças de segurança e manifestantes desde sexta-feira por causa do papel de GHANNOUCHI no governo interino. O agora ex-primeiro-ministro reafirmou a promessa do governo de realizar eleições em 15 de julho para substituir o ex-presidente ZINE AL-ABIDINE BEN ALI.

2 012       :        -   SEGUNDA-FEIRA
FRANÇOIS LA ROCHEFOUCAUD disse que a AMIZADE, depois da SABEDORIA, é a mais bela dádiva feita aos homens.
Passo uma noite difícil. Fico bem pior da gripe, com coriza constante. Levanto tarde nesta segunda-feira, com tosse, em situação deplorável. Mesmo assim penso na reunião do CONSELHO SUPERIOR da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e passo um e-mail para a MARINEI acertar a pauta de trabalhos de logo mais à tarde.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro THIAGO DE MORAES. Convidei-o para integrar o Conselho Fiscal da Sociedade e ele aceitou. Como teremos a reunião do CONSELHO SUPERIOR logo mais, era minha intenção apresentá-lo ao FERNANDO DAVID, mas acontece que recebemos um e-mail do DAVID dizendo que ele não poderá comparecer. Com a chegada de ÁLVARO TAVARES, Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, região de SÃO PAULO, há um entrosamento deste com o THIAGO, que, aos poucos, vai conhecendo mais profundamente o MMDC. Também nos visita o VALTER RIBAS NETO, outra pessoa que faz parceria conosco. O CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA e a doutora MARIA LÚCIA CAMARGO vêm para a reunião. Conversam com THIAGO DE MORAES que hoje trouxe para a Sociedade uma plastificadora. THIAGO tem idéias muito boas para com a Sociedade. Ele deverá assumir também a Presidência da COFAM – COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32, que reputo o futuro da Sociedade, face esse doloroso período de transição, onde estamos nos despedindo dos últimos veteranos de 32.
Na reunião do CONSELHO SUPERIOR damos ênfase ao projeto de reforma do Estatuto, apresentado pelo CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do CONSELHO DELIBERATIVO. É um trabalho meticuloso e necessário face algumas incongruências no atual Estatuto. Conversamos sobre os nossos últimos acontecimentos, bem como àqueles que estão por vir nas comemorações dos 80 Anos da Revolução Constitucionalista. Apresento também os nossos atuais problemas:
CONSELHO SUPERIOR DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
SÃO PAULO, 27 DE FEVEREIRO DE 2012
ASSUNTOS A SEREM TRATADOS:
ÚLTIMAS REALIZAÇÕES:
02 DE NOVEMBRO: COMEMORAÇAO DO FINADOS NO MONUMENTO MAUSOLEU
21 DE NOVEMBRO: Palestra sobre o Movimento Constitucionalista numa Loja Maçônica da região norte da capital
01 DE DEZEMBRO: Entrega da Medalha MMDC ao Comandante do CPOR/SP, CORONEL ÉDSON BARBOZA, por ocasião da Formatura de Despedida dos alunos-oficiais daquela Casa de Ensino
02 DE DEZEMBRO: Realiza-se na Academia de Polícia Militar do Barro Branco a passagem da Diretoria do NÚCLEO “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”
06 DE DEZEMBRO: Entrega de Medalhas da Sociedade no CPA/M-10. Participação no almoço de confraternização do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial
07 DE DEZEMBRO: Reunião no MuBE para a idealização de uma grande exposição do Movimento Constitucionalista de 32 por ocasião dos 80 Anos do Aniversário da revolução
08 DE DEZEMBRO: PRÉ-ABERTURA DOS 80 ANOS DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA durante a Entrega do Prêmio PAUL DONOVAN KIGAR. Entrega de 8 condecorações da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
09 DE DEZEMBRO: Confraternização dos associados do MMDC na Associação dos Oficiais Militares da Polícia Militar do Estado de São Paulo
14 DE DEZEMBRO: Entrega das novas comendas do Mérito Constitucionalista criadas pelo Núcleo “MMDC-LESTE, no COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR  
16 DE DEZEMBRO: Homenagem a CÁSPER LÍBERO, parceria com a Fundação “CASPER LÍBERO” e idealização da chegada do Prova de SÃO SILVESTRE no Obelisco
31 DE DEZEMBRO: Almoço na Fundação CÁSPER LÍBERO e participação nas entregas dos louros da vitória aos vencedores da Corrida de SÃO SILVESTRE, nas imediações do Monumento Mausoléu
22 DE JANEIRO: ABERTURA OFICIAL DO JUBILEU DE CARVALHO DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32 NA PRAÇA DA SÉ.
25 DE JANEIRO: Participação das comemorações dos 458 anos de Fundação da Cidade de São Paulo no INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO
02 DE FEVEREIRO: Presença nossa no CPOR/SP por ocasião da Passagem de Comando do CORONEL ÉDSON BARBOZA GUIMARÃES para o CORONEL CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ 
09 DE FEVEREIRO: Entrega de Medalhas da Sociedade nas comemorações dos 55 anos do 12º BPMM
11 DE FEVEREIRO: Primeira reunião da COFAM – Comissão dos Familiares dos Heróis de 32 – na sede da Sociedade, com a presença de 67 pessoas. Entrega de Comendas da Entidade e do Núcleo “MMDC-LESTE”. Presença do Cmt do CPA/M-1 – CORONEL PM PEDRO BORGES DE OLIVEIRA FILHO e do Cmt da Escola Superior de Soldados – CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISHAUPT PEREZ, que anuncia a formação do Núcleo desta Sociedade “PEDRO DIAS DE CAMPOS, em PIRITUBA. Desempenho brilhante do 1º TENENTE PM NATANAEL, Presidente do Núcleo “MMDC LESTE”, que sempre conduz o cerimonial de entrega de medalhas durante as nossas reuniões na sede da Sociedade
12 DE FEVEREIRO: VISITA A ITAPIRA. Sessão Solene na Câmara Municipal  e entrega do Diploma de Honra ao Mérito “CORONEL CHICO VIEIRA” do Núcleo de Correspondência de ITAPIRA;
17 DE FEVEREIRO: Reunião na Secretaria da Cultura com a Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico – idéia de exposições temáticas sobre os 80 Anos da Revolução Constitucionalista em 9 municípios. São citados aqueles onde temos núcleos de correspondência – ITAPETININGA, PIRACICABA, ITAPIRA, SÃO VICENTE, CRUZEIRO – como também os núcleos formais: CAMPINAS – JAÚ – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – BOTUCATU.
Comemoração do primeiro aniversário do jornal eletrônico “32 EM MOVIMENTO”. Desempenho maravilhoso da nossa Diretora de Comunicação Social, CAMILA GIUDICE e do nosso Diretor do Cerimonial, MARKUS RUNK.
Criação da Comissão de Expansão e Desenvolvimento.
Trabalhos de pesquisa realizados pelos núcleos de ITAPETININGA, PIRACICABA, ITAPIRA, SÃO VICENTE, com elogios da presidência aos responsáveis desses núcleos, respectivamente: Professor JEFFERSON BIAJONE (idealizador dessa modalidade de núcleos), EGYDIO JOÃO TISIANI, ERIC LUCIAN APOLINÁRIO e GUILHERME ANDRIOLLI. Somente para citar um desses trabalhos foi o levantamento do idealizador da matraca, o engenheiro OTÁVIO TEIXEIRA MENDES e seus 14 filhos. A filha mais nova, MARIA CELESTINA, atualmente com 101 anos – conhecida pelo apelido de MARIINHA – vive num asilo em CAMPINAS. 
Dedicação impar do nosso Secretário e Tesoureiro CAPITÃO ANÍSIO DOS SANTOS, também exercendo a função de Secretário das Medalhas.
ACONTECIMENTOS PREVISTOS PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
27 DE FEVEREIRO: Entrega de Medalhas no Núcleo “GINO STRUFALDI”, a cargo do CAPITÃO HERBERT, presidente do núcleo.
05 DE MARÇO: Reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial – desenvolvimento dos 80 Anos da Revolução em parceria com a Sociedade Veteranos de 32
07 DE MARÇO: IDA À ITAPETININGA – ENTREGA DO DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO 
17 DE MARÇO – SEGUNDO ENCONTRO DA COFAM, com reunião prevista para o Monumento Mausoléu; entrega de condecorações e do Diploma de Honra ao Mérito “CAPITÃO FRANCISCO FABIANO ALVES”, pelo Núcleo de Correspondência de ITAPETININGA
ABRIL – solenidades em SANTANA e GUARULHOS – datas ainda a serem marcadas.
19 DE MAIO: Homenagem ao avô do nosso associado THIAGO DE MORAES, na sede da Sociedade, com apresentação do Coral do Maestro Margarido. Será afixada uma placa alusiva ao veterano VICENTE VENÂNCIO JÚNIOR
20 DE MAIO: Solenidade do DIA DA JUVENTURA no BIXIGA
23 DE MAIO: Evento programado para o Monumento Mausoléu do Ibirapuera 
26 DE MAIO: CONCERTO SINFÔNICO no TRIBUNAL DE JUSTIÇA – PRÉDIO MMDC, no antigo HILTON HOTEL, na Avenida IPIRANGA  ORQUESTRA SINFÔNICA CARLOS GOMES, MAESTRO RICARDO ROSSETTO MIELLI
09 DE JULHO: pela manhã – Desfile no IBIRAPUERA
                         Pela tarde – Solenidade na Assembléia Legislativa
                         Partida e Chegada da CORRIDA INTERNACIONAL DA SÃO SILVESTRE defronte o OBELISCO, em parceria com a Fundação CÁSPER LÍBERO – GAZETA ESPORTIVA.
                         À NOITE – idealização do Concerto Sinfônico no Teatro Municipal.
Várias comemorações estão sendo previstas para dezenas de municípios de SÃO PAULO no 9 de Julho. Atuação destacada dos nossos núcleos no desenvolvimento dessas cerimônias.
No terceiro sábado de Julho há previsão do Encontro da COFAM no Instituto Histórico e Geográfico em comemoração ao 8-º Aniversário da Revolução Constitucionalista em parceria com aquela Instituição.
Exposição Temática da Revolução no MuBE, também em Julho.
10 DE JULHO: Revitalização do Núcleo “SUDOESTE PAULISTA” em ITAPEVA e inauguração de um monumento aos heróis de 32, especialmente o cadete RUYTEMBERG ROCHA, em BURI.
DIFULDADES DA SOCIEDADE:
Péssimo estado de conservação do Monumento Mausoléu do Ibirapuera, com poças de água e ferrugem, que dão um aspecto de abandono do símbolo da revolução em SÃO PAULO
Problemas crônicos da Sociedade com relação ao telhado. A revitalização do MMDC em 2009 não resolveu o problema
Esforço sobrehumano da nossa funcionária MARINEI na secretaria da Sociedade, inclusive atravessando sérios problemas de saúde em pessoas de sua família. Como somente temos essa pessoa para dar conta de todos os problemas da Entidade, há, forçosamente, de acontecer problemas de ordem administrativa. Na semana passada ela teve de atender seu genitor, recentemente operado da próstata, e de sua madrasta, que sofrera um AVC. Isso sem contar operação do sogro, com câncer no cérebro, desenganado pelos médicos. Faço publicamente um elogio à sua pessoa pela dedicação para com a organização, a despeito de todos os problemas do MMDC e de ordem familiar
Desleixo de nossos associados com relação a pagamentos de mensalidades, obrigando-nos a perda de tempo em inúmeros telefonemas “lembrando-os” do compromisso para com o MMDC.
Falta de apoio governamental, principalmente com relação ao Obelisco e ao reajuste da PENSÃO ESPECIAL dos ex-combatentes e pensionistas, muito aquém do salário mínimo, míseros 450 reais, que não dão para pagar o custeio dos remédios desses idosos. A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC merece maior atenção de nossos poderes constituídos – executivo, legislativo e judiciário. A EPOPÉIA DE 32, por ocasião dos seus 80 Anos, deveria ser um orgulho para o Estado e não ser relegada a um plano secundário, apesar de todos os esforços de seu quadro associativo.
THIAGO DE MORAES aguarda o término da reunião do CONSELHO SUPERIOR para continuar a conversa conosco. Ele cuida do roteiro para as homenagens ao seu avô em 19 de maio de 2012. Deverá se reunir com a CAMILA e o MARCUS RURK no início de março. Já no dia 29 deverá mandar verificar o que se poderá fazer com o telhado da Sociedade e as malditas infiltrações de água que trazem dores de cabeça para nós. THIAGO também propõe uma maior atividade da Sociedade na cibernética. É idéia sua o MMDC fazer parte do FACEBOOK e que o presidente tenha acesso ao TWITTER. THIAGO fica conosco até o momento em que a MARINEI tenha de fechar a Sociedade. Ainda permaneço até quase 20 horas na Entidade, por problemas de trânsito nesse horário.
Recebo um telefonema do TENENTE-CORONEL JOÃO ROBERTO ALBIN GOBERT DAMASCENO, comandante do 17º BIS – BATALHÃO CURUPAYTY, sediado em TEFÉ – AMAZONAS. Conversa comigo sobre a participação de ITARARÉ na revolução de 32, através de suas pesquisas. Fica de me mandar, via Internet, ainda hoje, material a respeito.      

O bispo diocesano da igreja Anglicana em PERNAMBUCO, dom EDWARD ROBINSON CAVALCANTI, de 68 anos, e sua mulher, MIRIAM COTIAS CAVALCANTI, de 64 anos, foram assassinados a facadas, ontem à noite, em casa, no bairro dos BULTRINS, em OLINDA. O principal suspeito é o filho adotivo do casal EDUARDO OLÍMPIO COTIAS CAVALCANTI, de 29 anos. EDUARDO morava nos ESTADO UNIDOS, é usuário de drogas e voltou ao BRASIL há cerca de 15 dias. Ele teria golpeado o pai depois de uma discussão. A mãe tentou interferir e também teria sido agredida pelo rapaz, que, em seguida, tentou se suicidar ao tomar uma substância ainda não identificada pela polícia. Ele também se feriu com vários golpes de faca. O bispo morreu em casa. Sua mulher ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. EDUARDO foi autuado em flagrante por duplo homicídio e se encontra sob custódia policial no Hospital da RESTAURAÇÃO, no RECIFE. Quando receber alta, vai depor e deverá ser encaminhado para o Presídio COTEL, na região metropolitana da capital. O crime chocou a população CAVALCANTI foi coordenador de cursos de graduação e de mestrado na Universidade Federal Rural de PERNAMBUCO e foi diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de PERNAMBUCO. Ele era muito respeitado pelas Igrejas Evangélica e Católica no Estado. EVANGÉLICA, a ex-senadora MARINA SILVA lamentou a morte do bispo. “Homem de grande valor, fraterno, de inteligência ímpar, incansável na missão de ensinar e de servir a DEUS e ao próximo”, afirmou ela sobre CAVALCANTI, no microblog TWITTER. “Sua contribuição para a formação e a história da igreja cristã brasileira será para sempre lembrada”.

A Prefeitura de SÃO PAULO já começou o processo para troca de sistema de bilhete único do transporte coletivo. Se os prazos legais forem respeitados, a empresa que vai fazer a mudança será definida até o fim do semestre. Uma falha de segurança nos cartões permite fraudes nas catracas de ônibus e do Metrô, conforme mostrou em reportagem publicada em 13 de fevereiro o JORNAL DA TARDE. O edital para a troca dos sistemas, sob responsabilidade da SÃO PAULO TRANSPORTES, foi aberto para consulta pública na semana passada.

A gestão GILBERTO KASSAB abandonou – pelo menos por enquanto – a proposta de vender 20 terrenos e imóveis públicos em troca de creches, como anunciado há cerca de um ano. A desistência foi forçada: por mais que o secretariado acredite que o modelo é válido e benéfico para a cidade, a avaliação é de que, além da repercussão negativa, não há mais tempo hábil para concretizar as licitações até o fim do ano. Entre os imóveis que não serão mais vendidos está o polêmico quarteirão do ITAIM-BIBI, onde hoje funcionam oito equipamentos públicos. A preservação do terreno de 20 mil metros quadrados foi defendida por moradores, que até apelidaram a área de “QUARTEIRÃO DA CULTURA”.  

A mãe de ELOÁ PIMENTEL, ANA CRISTINA PIMENTEL, disse hoje à tarde que acredita que a polícia teve 50% de culpa na morte de sua filha. ELOÁ foi morta em 2008, pelo ex-namorado LINDEMBERG ALVES, quando o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) invadiu o apartamento onde ela era mantida refém havia 100 horas. O advogado da família propôs ação por danos materiais e morais contra o Estado. Durante entrevista coletiva, ANA CRISTINA também disse que não desculpa LINDEMBERG, que durante a realização do júri pediu perdão a ela. “Ele teve três anos para me pedir perdão e nunca pediu”, lembrou.

Um homem foi preso hoje após arrastar a filha de 20 anos pelos cômodos da casa, puxando-a pelos cabelos, em ARAÇOIABA DA SERRA, no interior. O autor da agressão, EMÍLIO MIQUELINO, de 44 anos, foi autuado em flagrante com base na LEI MARIA DA PENHA. De acordo com a Polícia Civil, vizinhos ouviram os gritos da jovem e acionaram a PM. Segundo a jovem, o pai chegou bêbado em casa e ameaçava pôr fogo na residência. Ela tentou impedi-lo e, antes de ser agarrada pelos cabelos, levou socos e pontapés. Os policiais levaram a jovem ao pronto-socorro da cidade, onde foi medicada e liberada. EMÍLIO ficou preso pois não foi estabelecida fiança.

Com a maior frota de veículos do País, resgatar vítimas em acidentes que envolvem carros, motos, caminhões e ônibus é o atendimento mais comum feito pelos bombeiros na capital. Só no ano passado foram cerca de 120 mil ocorrências desse tipo ou 60% do total de mais de 200 mil. Os números altos de transformaram em laboratório e fizeram de SÃO PAULO referência nacioal em salvamento veicular, o que atrai bombeiros de outros Estados em busca de treinamentos e especialização. Esta experiência foi suficiente para que os bombeiros de SÃO PAULO pudessem realizar a primeira edição do RESCUE DAYS BRAZIL (dias de salvamento). O treinamento que começou hoje e vai até quinta-feira, dia 1º de março tem como foco o resgate de vítimas de trânsito e conta com a participação de bombeiros de 22 Estados brasileiros, além de 4 colombianos, 1 peruano e 1 costa-riquenho. No total, são 142 oficiais, que assistem palestras e aulas teóricas no período da manhã e participam de oficinas práticas durante a tarde.   

Quase três dias depois de o presidente HUGO CHÁVEZ ter deixado CARACAS em direção a HAVANA´- para se submeter a uma cirurgia de retirada da pélvis de uma lesão de 2 centímetros com “alta probabilidade de ser maligna” – os venezuelanos não haviam sido informados sequer se a intervenção ocorreria hoje ou amanhã. Os boatos sobre o procedimento, porém, não cessaram. O jornalista NELSON BOCARANDA tuitou hoje que um médico do ex-presidente LULA teria viajado para CUBA para reforçar a equipe que trata de CHAVEZ. No domingo, o colunista do jornal venezuelano EL UNIVERSAL havia postado que os oncologistas PAULO HOFF e ARTUR KATZ, do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, teriam ido a HAVANA, com essa intenção. Hoje, a instituição desmentiu a informação. Segundo BOCARANDA, outro médico brasileiro, LUIZ PAULO KOWALSKI, do Hospital A.C.CAMARGO, teria viajado para CUBA com o mesmo objetivo, mas a afirmação também foi desmentida. Entre milhares de mensagens internas da consultoria de risco STRATFOR divulgadas hoje pelo site WIKILEAKS, uma diz que médicos russos que examinaram CHÁVEZ, deram ao presidente “um ou dois anos de vida” e criticaram seu tratamento. No fim de semana, o líder deveria passar por exames preparatórios para a cirurgia. A ministra da Saúde venezuelana, EUGENIA SADER, nomeada na sexta-feira a porta-voz dos boletins médicos do presidente, guardou silêncio até hoje. Ela deve falar sobre a saúde de CHÁVEZ amanhã.

Dois terroristas suicidas detonaram hoje um carro-bomba na entrada da base aérea da OTAN de JALALABAD, no leste do AFEGANISTÃO, matando pelo menos nove afegãos. A explosão ocorreu às 6:15 horas, quando os funcionários chegavam ao local. O TALEBAN assumiu a responsabilidade pelo atentado, afirmando que a ação serviu para vingar a queima dos exemplares do ALCORÃO em base da OTAN, descoberta na semana passada. SABAWOON HOTAK, porta-voz da OTAN, disse que dois suicidas estavam no carro-bomba que explodiu perto do portão da case.

O juiz espanhol BALTASAR GARZÓN foi absolvido hoje da acusação de ter infringido uma lei de anistia de seu país ao ordenar a investigação sobre crimes da Guerra Civil Espanhola. A Suprema Corte decidiu que GARZÓN interpretou equivocadamente a legislação, mas não chegou a infringir sua jurisdição enquanto magistrado, motivo pelo qual era processado.

Um adolescente que foi preso hoje em CHARDON, cidade de 5 mil habitantes nos arredores de CLEVELAND, nos EUA, suspeito de matar um colega e ferir quatro no colégio CHARDON HIGH. O suspeito, cuja identidade não foi revelada, abriu fogo contra colegas durante o café da manhã e fugiu. Ele foi preso minutos depois em um carro a 600 metros do colégio. O atirador sofria bullying e mirou um grupo específico de alunos. Um dos colegas morreu ao ser atingido enquanto buscava refúgio atrás de uma das mesas do restaurante.

O governo da COLÔMBIA confirmou hoje que o BRASIL vai prestar ajuda na libertação de reféns que a guerrilha FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA (FARC) promete empreender nos próximos dias. No fim de semana, as FARC anunciaram que abandonariam a pratica de seqüestros de civis e libertariam os dez últimos reféns militares que estão sob seu poder. Hoje, em GENEBRA, o vice-presidente da COLÔMBIA, ANGELINO GARZÓN, confirmou que tanto a guerrilha quando o governo colombiano têm “confiança” na atitude e operações brasileiras e as tratativas para a missão estariam sendo feitas para permitir que esses reféns sejam libertados com a ajuda de BRASÍLIA.    

O incêndio na ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ, sábado, que deixou dois militares mortos e outro ferido, além de destruir 70% das instalações da base brasileira na ANTÁRTIDA – começou em um dos quatro geradores de energia na casa de máquinas da estação. A causa do incêndio ainda é desconhecida, mas uma das hipóteses discutidas é que tenha ocorrido uma pane elétrica. As informações foram passadas na chefe da base, CAPITÃO-DE-FRAGATA FERNANDO TADEU COIMBRA, pelos militares que tentaram evitar a propagação do fogo. Os geradores funcionam com o óleo diesel anticongelante (gasol airtic) fabricado pelo PETROBRÁS. Várias explosões provocaram labaredas de até 20 metros de altura durante o incêndio que destruiu a estação.

27 DE FEVEREIRO DE 2013    :      -     QUARTA-FEIRA
Sinto-me desgastado com meu trabalho na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Muitos associados não comparecem e, quando o fazem, é somente para trazer problemas e não soluções. Isso enfraquece a entidade, que é obrigada a trabalhar em função de certos desconfortos criados por esses maus associados. Não colaboram em nada para a instituição e ainda acham-se no direito de oferecer críticas.
Pela manhã, em minha biblioteca, faço a atualização do dia 27 de fevereiro, com mais de setenta páginas. Extraio dessa atualização alguns tópicos para alimentar o histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com o caso de TUPI PAULISTA, em 1998, quando o prefeito local tentou mudar o nome da Avenida 9 de Julho; reunião do Conselho Supremo em 2004; reunião do Conselho Deliberativo em 2008; os trabalhos da reforma da Sociedade em 2009 e a reunião do Conselho Superior no ano passado. 
Não estou recebendo mais o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, desde a última segunda-feira. Leio no jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, na página 5 – D. PEDRO 1º ESTÁ HÁ CINCO ANOS SEM SUA ESPADA. Monumento da Independência, no IPIRANGA, na zona sul, teve objetos roubados pela última vez em 2008 e eles ainda não foram substituídos.
Cinco anos após o último roubo das espadas das figuras do Monumento da Independência, a obra permanece desfigurada e a SMC (Secretaria Municipal da Cultura) ainda não tem planos ou previsão para o restauro. Inaugurada em 1922, a escultura fica no Parque da Independência, no CAMBUCI, na zona sul. A última reposição das dez espadas de bronze foi feita em 2008 e até hoje DOM PEDRO I e os membros de sua comitiva erguem punhos vazios, na ocasião do grito da independência. A SMC não sabe quando aconteceu o último roubo. O bronze vale de R$10 a R$12 o quilo em fundições clandestinas que compram metais recicláveis. Em fevereiro de 2011 o DIÁRIO DE SÃO PAULO mostrou o descuido com o monumento, mas nada aconteceu desde então, a não ser contratação de uma empresa particular de vigilância para cuidar do local.
SÍMBOLOS: esse roubo representa o que acontece no BRASIL. Este é um patrimônio público com valor material, histórico e simbólico da construção da República. Esses símbolos não se sustentam porque estão cercados de miséria. São os miseráveis que dilapidam o monumento para usar drogas”, afirmou o professor universitário RODRIGO VILLALBA, de 38 anos. RODRIGO freqüenta semanalmente o Parque da Independência, onde treina maratona com o irmão, o assistente social DIEGO VILLALBA, de 35 anos.
 “A população marginalizada não se vê reconhecida no monumento. Não tem a noção de que isso pertence a ela também. Já o governo e a sociedade a exclui, na calada da noite, ela se faz presente e rouba para sustentar o vício em crack. Já somos o segundo maior consumidor mundial dessa droga”, afirmou DIEGO.   
A SMC (Secretaria Municipal da Cultura) informou, por meio de nota, que em 2008 foi feito diagnóstico dos problemas no Monumento da Independência, mas nada foi feito por falta de profissionais especializados. “O departamento está realizando consultas com profissionais estrangeiros”, diz a nota. Segundo a SMC, a manutenção é feita por meio de limpeza periódica realizada com intervalo máximo de três meses e a vigilância é feita pela GCM (Guarda Civil Metropolitana). “Além da GCM, há segurança terceirizada 24 horas, realizada pela empresa ATENTO”, garante a pasta. 

Na Sociedade, aonde chego depois das 13 horas, MARINEI conta-me que esteve no restaurante da AOMESP e conversou com o gerente no sentido de fornecimento de nota fiscal das despesas com o ALMOÇO DA VITÓRIA, face exigência do Presidente do Conselho Fiscal, na questão da entrega do COLAR DA VITÓRIA, um dos grandes feitos do MMDC em fins de 2012 e que causou certo ofuscamento em pessoas que não gostaram do que aconteceu. O COLAR DA VITÓRIA está incomodando alguns (bem poucos), cujos motivos são até certo ponto, inconsequentes. Ela também conversou com o SARGENTO PM GEORGE TRAJANO nesse sentido. Procura-se “pêlo em casca de ovo” no MMDC. Em vez de trazer soluções práticas para os nossos problemas, principalmente tendo em vista termos apenas uma funcionária, nossos associados resolvem impor certas medidas que deixam a MARINEI em situação difícil. É a história do vagalume e a serpente que se repete mais uma vez.
Recebo um e-mail do CAPITÃO PM ALEXANDRE LEDO, interessado em divulgar na região de MARÍLIA um artigo sobre o Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, bem como a própria história resumida da Revolução. Vou-lhe mandar material sobre isso.
AMADO RÚBIO passa pela Sociedade. Seu estado de saúde, com relação a diabetes, não é bom. Ele diz que a taxa de glicemia ainda ronda os 400 pontos. Esteve no médico e lhe foi acrescentada a dose de insulina. Já estamos deixando a Sociedade, numa tarde que ameaça chover forte, quando chega o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA. Ele passa correndo pelo MMDC. Está atarefadíssimo com a sua campanha à Presidência da Associação de Oficiais da PMESP, cuja eleição dar-se-á em abril.  
Vamos deixar a Sociedade em seguida. Regresso a GUARULHOS numa tarde em que ameaça chover.

Pelas mensagens do “NINHO DAS ÁGUIAS” recebo a infausta notícia da morte do CORONEL PM ANTÔNIO SAMPAIO FERREIRA PONTES.
Infelizmente comunico o falecimento do nosso irmão Antonio Sampaio Ferreira Pontes asp/69. O corpo será velado amanhã dia 28/02/2013 no Funeral Rom sito a Rua São Carlos do Pinhal 376
grato
Celso Dantas
FERREIRA PONTES nasceu em 17 de junho de 1946. Entrou para as fileiras da então FORÇA PÚBLICA em 15 de fevereiro de 1965. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1969. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1969; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1975; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1980; MAJOR – 15 de dezembro de 1987; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 1993.  

O PACAEMBU teve 91 minutos de silêncio nesta noite. O primeiro foi em homenagem ao garoto KEVIN ESPADA, de 14 anos, morto ao ser atingido por um sinalizador na semana passada. Os outros 90 foram pela punição imposta ao CORINTHIANS, obrigado a jogar de portões fechados. Porém, se na arquibancada o barulho foi mínimo – só quatro torcedores entraram graças a liminares da Justiça – dentro dele, PATO e GUERRERO bagunçaram. Com um gol de cada, o CORINTHIANS venceu o MILIONÁRIOS por 2 a 0. Os quatro torcedores se valeram de uma ordem judicial para driblar o veto imposto pela CONMEBOL à FIEL e assistiram de camarote ao jogo no PACAEMBU. Mas se limitaram a acompanhar a partida, sem grande participação para incentivar o time em campo. Um deles, inclusive, passou boa parte do primeiro tempo ao telefone. Assim, nem viu o gol marcado por GUERRERO. Liderado por ARMANDO MENDONÇA, que é advogado, o grupo precisou encarar uma maratona para entrar no PACAEMBU. Primeiro, eles recorreram à Justiça e obtiveram a liminar – se basearam no Código de Defesa do Consumidor para pleitear a entrada. Depois, se depararam com um ambiente altamente hostil, iniciado pela própria diretoria do CORINTHIANS. “Não gostaríamos que eles entrassem porque existe o risco, ainda que pequeno, de o clube ser punido”, reconhece LUIZ FELIPE SANTORO, diretor jurídico do TIMÃO. O quarteto peitou o veto alvinegro e fez valer a liminar – a CONMEBOL também era contrária à entrada do grupo. Nas redes sociais, dezenas de torcedores ameaçaram os “invasores”, temendo por uma punição da CONMEBOL.   

O PAPA BENTO XVI despediu-se emotivamente dos seus fiéis na última audiência geral do seu pontificado, hoje, quando disse que entende a gravidade da sua decisão de se tornar o primeiro ocupante do cargo a renunciar em 600 anos. Afirmou, no entanto, que fez isso pelo bem da Igreja Católica. Falando a 150 mil pessoas na PRAÇA SÃO PEDRO, BENTO XVI disse que seu pontificado teve momentos de alegria, mas também de dificuldades, quando “parecia que o Senhor estava dormindo”. Ao final do discurso, os fiéis e muitos cardeais se levantaram para ovacioná-lo. Conforme ele anunciou no dia 11, sua renúncia entra em vigor às 20 horas da quinta-feira (16 horas em BRASILIA). Nos dias seguintes, os cardeais iniciam oficialmente as consultas prévias ao conclave (reunião secreta que elege o novo papa). BENTO XVI disse ter grande fé no futuro da Igreja, e acrescentou. “Dei esse passo com pleno conhecimento da sua gravidade e raridade, mas com profunda serenidade de espírito”. Amar a Igreja, acrescentou implica “ter coragem para fazer escolhas difíceis e angustiadas, sempre tendo em mente o bem da Igreja e não de si mesmo”. BENTO XVI diz eu decidiu renunciar por sentir-se velho e fraco demais para continuar comandando uma instituição. Uma multidão começou a lotar a praça no começo da manhã desta quarta-feira. As audiências gerais do meio da semana geralmente são realizadas em local fechado, mas desta vez ela foi transferida para a praça a fim de acomodar todos os que queriam ver pela última vez o alemão JOSEPH RATZINGER investido no cargo de PAPA.

Uma mulher japonesa de 114 anos foi reconhecida como a mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes “GUINNESS WORLD RECORDS”. MISAO OOKAWA, filha de um comerciante de roupas, nasceu em 1898 e agora vive na cidade de OSAKA. MISAO nunca teve uma doença grave em sua vida, casou-se em 1919 e teve três filhos, quatro netos e seis bisnetos. Ela completará 115 anos na semana que vem, no dia 5 de março.

O funcionário de uma fábrica suíça matou dois colegas e feriu outros sete em uma indústria de processamento de madeira, perto da cidade de LUCERNA. Cinco feridos estavam em estado grave. O chefe de polícia de LUCERNA, DANIEL BUSSMANN, disse que o agressor, de 42 anos, tinha trabalhado por 10 anos na fábrica, na cidade de MENZNAU, a oeste da cidade de LUCERNA. O atirador foi morto.

Cientistas apresentam o robô humanóide ROBOY, no Laboratório Artificial da Universidade de ZURIQUE, na SUÍÇA. Um time de especialistas e representantes da indústria robótica trabalhou no projeto desde 2012.



2 014     :   -      QUINTA-FEIRA
MORRE O ÚLTIMO COMBATENTE DE CAMPINAS DA REVOLUÇÃO DE 32
NATALINO ANTONIO AUGUSTO DE 104 ANOS
O último combatente de Campinas que defendeu o Estado de São Paulo na Revolução Constitucionalista de 1932, Natalino Antonio Augusto, morreu às 19h15 desta quarta-feira (26) aos 104 anos. O enterro ocorreu no dia 27 no Cemitério da Saudade. Ele estava internado desde o dia 10 de fevereiro no hospital Centro Médico, no distrito de Barão Geraldo. O último veterano era viúvo de Zuleika Salin Augusto, ele deixa uma filha, Eliane. Natalino foi enterrado às 13h30, no Cemitério da Saudade, no jazigo da família. No mesmo cemitério estão enterrados 16 ex-combatentes campineiros, no mausoléu do soldado constitucionalista. 
São Paulo na frente 
A Revolução de 1932 foi uma guerra civil em que o Estado de São Paulo se revoltou contra a ditadura do então presidente Getúlio Vargas. Por mais que tenha sido derrotada no campo de batalha, a Revolução Constitucionalista foi importante para a formação da identidade paulista e também para pressionar por nova Constituição. 
Homenagem 
Em 9 de julho de 2013, os heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 foram lembrados em Campinas, na data que marca o início da Revolução, quando civis e militares lutaram contra a ditadura do Governo Provisório de Getúlio Vargas. A solenidade aconteceu em frente ao mausoléu do soldado constitucionalista, no Cemitério da Saudade, onde estão enterrados 16 ex-combatentes campineiros. Na ocasião, apenas um veterano de Campinas da Revolução Constitucionalista ainda estava vivo, participou. Natalino Antonio Augusto participou das homenagens no aniversário de 81 anos do conflito armado, vestido com farda de gala. Assistiu à execução de hinos e marchas - executados por uma banda regimental da Polícia Militar - e foi um dos ganhadores da Medalha Constitucionalista.
Fonte:
http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/02/capa/campinas_e_rmc/156969-morre-ultimo-combatente-de-campinas-da-revolucao-de-32.html 
http://m.g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/02/ultimo-combatente-de-campinas-da-revolucao-de-32-morre-aos-104-anos.html

Faremos hoje a esperada reunião da Diretoria Executiva e Presidentes de Núcleos e de Comissões. Precisamos estabelecer certas normas para o bem da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Também teremos, na noite desta quinta-feira, uma sessão solene na Câmara Municipal, proposta pelo Vereador CORONEL PM TELHADA, para entrega de honrarias do Núcleo MMDC-LESTE, do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”, da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU (presidente é o WALTER MELLO DE VARGAS).
Por volta das 10:30 horas já me encontro no MMDC. Logo chega o JEFFERSON BIAJONE, Presidente do Núcleo de Correspondência de ITAPETININGA. Ele convidou o 1º TENENTE R/2, ANIZ BUÍSSA, Presidente do Conselho Deliberativo para almoçar conosco na AOMESP, na Rua TABATINGUERA. Estamos também aguardando a chegada do SIDNEI LOBO PEDROSO, que irá conosco para o almoço. Chega o WILLIAM MASCARENHAS e com o SIDNEI vamos para a AOMESP. Na Rua TABATINGUERA encontramos o PASTOR MARINHO. Nós seis participamos de um almoço onde muita coisa é discutida.
BIAJONE e SIDNEI vão participar da reunião desta tarde, onde estão presentes: Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, Presidente da Comissão do Resgate da Memória do Movimento Constitucionalista de 32 e Coordenador do Núcleo MMDC OESTE-LAPA; 1º TENENTE PM PAULO ROBERTO REIS SOUSA, Vice-presidente do Núcleo de Correspondência de CRUZEIRO; 2º SARGENTO PM ALEXANDRE SANTOS ALBINO, Presidente do Núcleo “GERALDO FARIA MARCONDES”, de ITAPECERICA DA SERRA”; CABO PM ANTONIO CARLOS SOARES, Presidente do Núcleo de Correspondência de CAMPINAS: DOUTORA MARIA LÚCIA CAMARGO, Diretora Jurídica; ANA CRISTINA LAZZATI, Presidente do Núcleo de Correspondência de JUNDIAÍ; MAJOR PM ALUYSIO GAMA BAIA, Coordenador da Comissão dos Familiares do Heróis de 32 (COFAM); THELL A. MORAES MATHEUS, Diretor de Serviço Geral; SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, 2º Secretário da Diretoria Executiva; PROFESSOR JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR, Presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO PEDRO; MAJOR EB ADRIANO DA COSTA E SILVA, Presidente do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”; JOSÉ D´AMICO BAUAB, Diretor de Comunicação Social; MAJOR PM MARCELO HIGINO ALVES DA SILVEIRA, do Núcleo “GERALDO FARIA MARCONDES”; CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, Vice-presidente. Como convidados estão presentes BRUNO PIAGENTINI e JOÃO PAULO DE BRITO (responsável pela 4ª Região dos DESBRAVADORES) acompanhado de um dos participantes da Entidade. 

REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DOS PRESIDENTES DE NÚCLEOS E COMISSÕES EM 27 DE FEVEREIRO DE 2014   


1 – APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO INÍCIO DESTE ANO (Relatório já entregue via-email);
2 – PONTOS PRIORITÁRIOS PARA OS EVENTOS DE 2014:
- COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1934;
- JUBILEU DE DIAMANTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC;
-  DESENVOVIMENTO DA COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32 – COFAM, CUJO COORDENADOR É O MAJOR PM ALUYSIO BAIA;
- CONSERTO DO TELHADO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
3 - NORMAS PARA ENTREGA DE CONDECORAÇÕES – CARÊNCIA DE 1 ANO PARA QUE O ASSOCIADO RECEBA A MEDALHA. TEM HAVIDO SITUAÇÕES CONSTRANGEDORAS DE PESSOAS QUE SE ASSOCIAM SOMENTE PARA SEREM CONDECORADAS E DEPOIS ABANDONAM A SOCIEDADE;
4 -  RESTAURO DO MONUMENTO MAUSOLÉU;
5  AINDA A SITUAÇÃO DO TÚNEL 9 DE JULHO – PROCESSO AINDA NÃO DEFINIDO, ENCONTRA-SE NA 2ª INSTÂNCIA;
6 - PENSÃO ESPECIAL DAS VIÚVAS.
7 – FEDERAÇÃO DOS VETERANOS DE 32-MMDC – ANÚNCIO DA CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA;
8 – CRIAÇÃO DE NÚCLEOS;
9 – PONTUALIDADE NO PAGAMENTO DE BOLETOS, INCLUSIVE PRESIDENTES DE NÚCLEOS;
10 – ENVIO DOS NOMES DOS ATUAIS DIRETORES DE NÚCLEOS PARA REGULARIZAÇÃO DESSES NO QUADRO ASSOCIATIVO;
10 – ENVIO DAS DOCUMENTAÇÕES EXISTENTES DOS NÚCLEOS, COMO ATAS DE REUNIÕES, ECT;
11 – CRIAÇÃO DE NÚCLEOS;
12 – MEDALHA GUILHERME DE ALMEIDA – PROPOSTA ENCAMINHADA À CÂMARA MUNICIPAL NO ANO PASSADO.
Esgotada a Pauta do Presidente, a palavra é dada aos participantes da reunião.  
A discussão desses pontos principais focados nessa reunião é altamente proveitosa e irá nortear os trabalhos da Sociedade neste ano. Após o encerramento da reunião ficamos conversando com vários associados, principalmente JOSÉ D´AMICO, nosso Diretor de Comunicação Social e THELL DE MORAES, diretor do Serviço Social.
Por volta das 19 horas, vamos para a Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo, onde acontecerá a entrega de Condecorações, principalmente as dos nossos núcleos MMDC-LESTE e MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”. Vários associados que participaram na nossa reunião no MMDC estão presentes neste evento altamente significativo. 

MMDC

“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”
Solenidade Alusiva à Comemoração ao
“Ano do 80º Aniversário da Constituição de 1934 – Vitória Moral de 32”
 
Evento do Dia 27 de FEVEREIRO de 2014 – 19:30h
Local: Salão “Prestes Maia” da Câmara dos Vereadores
(Palácio Anchieta) è “Plenarinho” - 1º andar
End.: Viaduto Jacareí nº 100 – São Paulo/SP – 8º andar

 
 





Realização: Núcleo MMDC LESTE da Soc Vet de 32-MMDC

Colar: “CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA”
NOME
FUNÇÃO
1
Tenente Cosmo Stikovics
Campeão de Box e Of. da Reserva
2
Wagner Vieira Steiner
MMDC LESTE
3
Richard Mathias Quevedo
MMDC LESTE
4
Sub Ten PM Raimundo Nazareno Lima da Silva
Membro Soc Vet 32-MMMDC

*   *   *
Medalha: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL”
NOME
FUNÇÃO
1
Sra. Paloma Müller Steiner
MMDC LESTE
2
Sr. Ydenir Prudenciano Machado
IHGGABC
3
Sra. Kátia Marcone
IHGGABC
4
Sr. Iberê Luiz Di Tízio
IHGGABC
5
1º Ten PM Juliano Martins Bastos
Correg PM
6
Loja Maçônica Perpétuo Segredo
Indicaç Zé Filho
7
Centro Automotivo Porto Seguro - G7 Auto Center LTDA
Indicaç Zé Filho
8
Sd PM Fabio Rodrigues da Costa
Correg PM
9
Sd PM João Carlos da Silva
Rocam 29ºM
10
Sd PM Lucas dos Santos Sabino
Roçam 29º M

*   *   *
Medalha: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA”
NOME
FUNÇÃO
1
Sr. Herbert Lopes de Carvalho
MMDC LESTE
2
Dr. Cosmo Stikovics Filho
Filho de Ofic. aposentado
3
2º Ten PM Elói Gonçalves Ascenco
Correg PM
4
2º Ten PM Frederico Luiz Camillo Júnior
Correg PM
5
2º Sgt PM Paulo Ricardo dos Santos
Correg PM
6
3º Sgt PM Luciano Galesco
Cia FT do 19º BPM/M
7
Al Sgt PM Raimundo Nonato Costa Silva Júnior
1ª Cia da EESgt
8
Cb PM Adilson de Lessa
7º BPM/M
9
Sd PM Eduardo Wlaufredir de Oliveira
7º BPM/M

Medalha: OFICIAL DA PAZ da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Cel PM Mario Fonseca Ventura
Pres Soc Vet 32-MMDC

Medalha: GRAU CAVALEIRO da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Cel PM Antonio Carlos Mendes
Vice-Pres. da Soc Vet de 32-MMDC

Medalha: CINQUENTENÁRIO da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Sr. Danilo Lopes de Carvalho
Colaborador MMDC LESTE

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS FORÇAS INTERNACIONAIS DE PAZ DA ONU
(THE BRAZILIAN INTERNATIONAL PEACE FORCE ASSOCIATION 0 UNITED NATIONS).
DIPLOMA
A Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU por deliberação da Comissão de Outorga, confere a MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO DAS FORÇAS DE PAZ DO BRASIL – OFICIAL DA PAZ a

CEL PM MARIO FONSECA VENTURA
Pela sua meritória atuação junto às FORÇAS DE PAZ, e por sua dedicação à preservação de sua memória e dos valores militares e cívicos, enaltecendo o nome do BRASIL.
SÃO PAULO 27 DE FEVEREIRO DE 2014
BRAZ CAVALLI                                                      WALTER MELLO DE VARGAS
DIRETOR ADMINISTRATIVO                                                 PRESIDENTE

Meu agradecimento especial ao WÁLTER MELLO DE VARGAS por me ter outorgado a MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO DAS FORÇAS DE PAZ DO BRASIL – OFICIAL DA PAZ.
Após os momentos de confraternização com os amigos presentes, vamos também prestar nossas homenagens ao herói TENENTE PM COSMO STIKOVICS, baleado numa ação policial, em 1970, tendo perdido um rim. Ele foi campeão de Box e está acompanhado do filho: doutor COSMO STIKOVISCS FILHO, delegado seccional. Foi um dos pontos altos da sessão solene e uma indicação brilhante dos organizadores da cerimônia.
O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, nosso vice-presidente, vai me deixar na Estação ARMÊNIA, do METRÔ. Ele está acompanhado do MAJOR PM ADRIANO PAZZELI, seu genro.

Solenidade Alusiva à Comemoração ao
“Ano do 80º Aniversário da Constituição de 1934 – Vitória Moral de 32”
 
Evento do Dia 27 de FEVEREIRO de 2014 – 19:30h
Local: Salão “Prestes Maia” da Câmara dos Vereadores
(Palácio Anchieta) è “Plenarinho” - 1º andar
End.: Viaduto Jacareí nº 100 – São Paulo/SP – 8º andar

 
MMDC

logo_mmdc leste“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”




Indicados a receberem Medalhas:

1. Núcleo MMDC LESTE
2. ABFIP ONU – Associação Bras. Forças Internacionais de Paz da ONU, e
3. Núcleo MMDC IBIRAPUERA

Medalha: COLAR OFICIAL DA PAZ da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Cel PM Mario Fonseca Ventura
Pres Soc Vet 32 - MMDC
2
Cel PM Antonio Carlos Mendes
Vice-Pres Soc Vet 32 - MMDC
3
TC EB Marco Antonio Chiacchio
SubCmt Base Apoio Ibirapuera
4
Comendador De Rose
Criador Método De Rose

Medalha: “COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA”
NOME
FUNÇÃO
1
Tenente Cosmo Stikovics
Campeão de Box e Of. da Reserva
2
Wagner Vieira Steiner
MMDC LESTE
3
Richard Mathias Quevedo
MMDC LESTE
4
Sub Ten PM Raimundo Nazareno Lima da Silva
Membro Soc Vet 32-MMMDC
5
Comendador João Juvenal de Souza Mello
Consul ABFIP ONU

Medalha: COLAR GRAU CAVALEIRO da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
1º Ten EB Daniel Miranda de Oliveira
MMDC LESTE

Medalha: “COLAR HERÓIS DE 32
NOME
FUNÇÃO
1
Exmo Dr Adilson José Gutierrez
Promotor Justiça Militar União
2
Ten Cel PM Sérgio Ricardo Moretti
Comandante do 1º GB
3
Exmo Dr Luiz Oscar Vitale Jacob
Prefeito de Amparo
4
Dr Verany Bicudo
Sd Mirim Ver Const de 32
5
Dr Fabio Henrique Guimarães
Dir Rel Públ Gpo Pão Açucar
6
Dr Marcos Sérgio de Oliveira Novaes
Superdte Centro Coml Aricanduva
7
Dr Hiroshi Shimuta
Pres Nicom Mat.Construção

Medalha: “COLAR JUBILEU DE BRILHANTE
NOME
FUNÇÃO
1
Exmo Dr Alberto Jabur
Consul de El Salvador
2
Dr José Carlos Rodrigues Pereira do Vale
Advogado

Medalha: “COLAR ACADEMIA MILITAR TERRESTRE
NOME
FUNÇÃO
1
Dr Osvaldo José dos Santos
Policia Civil

Medalha: CINQUENTENÁRIO da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Sr. Danilo Lopes de Carvalho
MMDC LESTE
2
Cap PM Alessandro da Silva
Grupamento de Bombeiros
3
Cap PM Carlos Elias Alves Pires
CPM
4
Cap PM Lawrence Sales
CPM
5
Ten PM Marcus Araújo Calero
CPM
6
Ten PM Leandro Viana da Hora
Grupamento de Bombeiros
7
Dra. Berenice Giannella
Presidente Fundaç Casa
8
Sd PM Arielson de Freitas
44º BPM/M

Medalha: MÉRITO JUSCELINO KUBITSCHECK                 
NOME
FUNÇÃO
1
Cap PM Rubens Alves Pereira
26º BPM/M
2
Sgt PM Taylor Reche Garcia
1º BPM/M

Medalha: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL
NOME
FUNÇÃO
1
Sd PM João Carlos da Silva
Rocam 29ºM
2
Sd PM Lucas dos Santos Sabino
Rocam 29º M
3
Sra. Paloma Müller Steiner
MMDC LESTE
4
Sr. Ydenir Prudenciano Machado
IHGGABC
5
Sra. Kátia Marcone
IHGGABC
6
Sr. Iberê Luiz Di Tízio
IHGGABC
7
Sr. Hernanny Gutierres de Souza
Pres MMDC Atibaia
8
1º Ten PM Thais Cristina Dejane
APMBB
9
1º Ten PM Juliano Martins Bastos
Correg PM
10
Loja Maçônica Perpétuo Segredo
Indicaç Zé Filho
11
Centro Automotivo Porto Seguro
Indicaç Zé Filho
12
Sd PM Fabio Rodrigues da Costa
Correg PM

Medalha: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
Sr. Herbert Lopes de Carvalho
MMDC LESTE
2
Dr. Cosmo Stikovics Filho
Delegado Pol Civil
3
2º Ten PM Jonathan Costa de Paula
Ch da Ag Int. 29º M
4
2º Ten PM Elói Gonçalves Ascenco
Correg PM
5
2º Ten PM Frederico Luiz Camillo Júnior
Correg PM
6
2º Sgt PM Paulo Ricardo dos Santos
Correg PM
7
3º Sgt PM Luciano Galesco
Cia FT do 19º BPM/M
8
Al Sgt PM Raimundo Nonato Costa Silva Júnior
1ª Cia da EESgt
9
Cb PM Adilson de Lessa
7º BPM/M
10
Sd PM Eduardo Wlaufredir de Oliveira
7º BPM/M
Elaborado pelo 1º Ten PM Natanael – SP: 26FEVEREIRO14

A cobradora MARIA ROSIMAR BEZERRA FERREIRA, de 44 anos, foi morta a facada pelo ex-namorado e motorista LUIZ SÉRGIO TEIXEIRA MOTA, 50 anos, na tarde de ontem, dentro de um ônibus, na Praça DOM FRANCISCO DE SOUZA com a Avenida WASHINGTON LUÍS, em SANTO AMARO. Ela seguia em direção ao Terminal SANTO AMARO, onde trabalhava. O motorista entrou no mesmo coletivo. Ele chegou a conversar com ela, mas em seguida deu uma facada em suas costas. O suspeito fugiu após o crime. A cobradora foi socorrida ao Hospital Regional SUL, mas não resistiu e morreu. MARIA e LUIZ tiveram um relacionamento de oito meses e moraram juntos por dois. Logo no começo, segundo a família da vítima, ele mostrou que era ciumento e não gostava do amor que MARIA tinha pelo neto de 5 anos. O motorista já havia agredido a mulher e ela resolveu terminar com o relacionamento. LUIZ não se conformava com o término do namoro. Ele chegou a seqüestra-la e a intimidou com uma faca. A cobradora registrou boletim de ocorrência por ameaça. “Minha irmã não tinha paz. Ela estava preocupada, porque ele ameaçava matar seus filhos e netos. Ele corria atrás dela toda semana. MARIA não sorria mais”, disse ADRIANA ALVES DA SILVA, 36 anos. O motorista tem passagem pela polícia por cárcere privado de uma mulher com quem teve um relacionamento anterior. Neste mês, LUIZ havia pedido demissão da empresa. “Nossas vidas acabaram. Ele tem de pagar”, disse GLEISON BEZERRA FERREIRA, filho da cobradora.

O governador GERALDO ALCKMIN confirmou, hoje, que a polícia descobriu um plano de resgate do chefe do PCC, MARCO WILLIANS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA, e outros três detentos da facção criminosa. Os quatro cumprem pena na Penitenciária 2 de PRESIDENTE VENCESLAU. Um avião CESSNA 510 e dois helicópteros, um deles blindado, com as cores da Polícia Militar e armado com uma metralhadora, seriam usados na ação. Os helicópteros tirariam MARCOLA e os outros membros do PCC do presídio e o avião levaria o grupo para uma fazenda no PARAGUAI. A informação foi revelada hoje pelo jornal O ESTADO DE SÃO PAULO. A polícia está toda preparada. SÃO PAULO não retroage, não se intimida”, avisou o governador.

A Polícia Civil já sabe quem é o homem que empurrou na linha do trem da Estação SÉ a encarregada MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA, 28 anos. O nome dele não foi divulgado. O irmão do acusado o reconheceu nas imagens e disse que ele sofre de esquizofrenia. A vítima permanece estável no hospital. A família de NIVANILDE DA SILVA SOUZA, 38 anos, que teria brigado com um funcionário da CPTM e bateu a cabeça em um trem, não autorizou a divulgação do boletim médico.

NATÁLIA MARTINS, de 28 anos, morreu após levar quatro tiros do noivo, MÁRCIO FERREIRA DE SOUZA, de 34 anos, ontem à tarde, no estacionamento do pátio da VOLKSWAGEN, no ABC. O homem deu um tiro na própria boca e morreu no hospital. ELA faleceu no local.

Na estréia de sua nova formação, o SANTOS goleou o BRAGANTINO na VILA BELMIRO, por 5 a 0. GABRIEL e GEUVÂNIO roubaram a cena na vitória de hoje, que deixou o PEIXE muito perto de uma vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista. Líder do Grupo C e dono da melhor campanha do torneio, com 26 pontos, o PEIXE continua invicto na BAIXADA.
O meia VALDÍVIA tem motivos de sobra para comemorar. Hoje, na vitória do PALMEIRAS sobre o SÃO BERNARDO, por 2 a 0, o camisa 10 marcou o quarto gol nesta temporada. Em apenas sete partidas, ele igualou a marca do ano passado, quando disputou 27 jogos pelo VERDÃO. ALAN KARDEC, para variar, foi outro destaque. Suspenso na derrota diante do BOTAFOGO, o camisa 14 não mostrou abatimento pela ausência na convocação para a seleção brasileira e voltou ao time marcando gol.

Por seis votos a cinco, o STF absolveu hoje oito mensaleiros do crime de formação de quadrilha. Com a decisão, o ex-ministro JOSÉ DIRCEU e o ex-tesoureiro do PT DELÚBIO SOARES passam a ter direito em definitivo à prisão em regime semi-aberto, já que tiveram suas penas reduzidas a um período inferior a oito anos.
O ex-presidente do PT JOSÉ GENOÍNO também foi absolvido, mas ele já tinha direito a só dormir na cadeia. O petista pode pedir o regime aberto já sem setembro, quando tiver cumprido um sexto da pena – atualmente ele cumpre prisão domiciliar.
DIRCEU pode estar livre nas ruas em março de 2015. DELÚBIO, que hoje teve o direito de trabalhar na CUT suspenso após a acusação de privilégios dados aos condenados, entre eles uma feijoada, poderá sair em definitivo da penitenciária em dezembro. Os outros beneficiados são MARCOS VALÉRIO e seus ex-sócios CRISTIANO PAZ e RAMON ROLLERBACH e os ex-dirigentes do BANCO RURAL JOSÉ ROBERTO SALGADO e KÁTIA RABELLO. Os cinco, no entanto, continuam no regime fechado.
Os votos pela absolvição foram dados pelos ministros LUÍS ROBERTO BARROSO, DIAS TÓFFOLI, RICARDO LEWANDOWSHI e TEORI ZAVASCKI. Para eles, os réus não formaram uma quadrilha, podendo ter havido, no máximo, coautoria para a prática. Votaram pela condenação LUIZ FUX, GILMAR MENDES, MARCO AURÉLIO MELLO, CELSO DE MELLO e JOAQUIM BARBOSA, presidente do STF
Os réus tiveram direito a recurso porque haviam obtido pelo menos quatro votos pela absolvição nesse crime durante o julgamento, em 2012.
JOAQUIM BARBOSA criticou duramente a decisão de hoje. “Esta é uma tarde triste para o STF porque, com argumentos pífios, foi reformada, foi jogada por terra, extirpada do mundo jurídico uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada”, disse.
Na semana que vem, o STF julga outros recursos, inclusive do ex-presidente da Câmara JOÃO PAULO CUNHA, sobre o crime de lavagem de dinheiro, que também poderá livrar o petista do regime fechado.          

2 015     :     -   SEXTA-FERA
Manhã de pessimismo. Procuro trabalhar na biblioteca, elaborando a revisão de 27 de fevereiro. A extração de trechos para os históricos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e também sobre a minha vida profissional vai ocupar uma parte da manhã encabulada. Ontem a MARINEI deu a notícia de que a Sociedade ainda trabalha no vermelho. Pensa que a expedição dos boletos trimestrais irá contornar essa situação. Fico magoado porque estamos assim face incúria de 40% dos nossos associados que não cumprem com seu dever para com os cofres da instituição.
General Burmann será enterrado nesta sexta-feira. O velório do General de Exército Clovis Jacy Burmann, ex-presidente da FHE e da POUPEX, será realizado nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, das 10h às 15h, na Paróquia Militar São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, localizada na EQN 303/304 (Asa Norte), em Brasília (DF). O enterro ocorrerá após a missa de corpo presente, a ser celebrada a partir das 14h no mesmo local. O Gen Burmann deixa a esposa, Dona Iara, filhos, netos e bisneto. A Diretoria Colegiada e os empregados da POUPEX prestam solidariedade à família.
Diário Oficial de 27 de fevereiro:  Transferindo para reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 842825-5 Jose Carlos Nascimento dos Santos - 40º BPM/M - São Bernardo do Campo/SP (TLTS e FRCTS DP-0617/15 - Pr. 5.622.057/15).
JOSÉ CARLOS NASCIMENTO DOS SANTOS nasceu em 14 de outubro de 1964. Entrou para a PMESP em 20 de novembro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de agosto de 1992. Tenho apenas a data de sua promoção a 2º TENENTE (24 de maio de 1993).

 Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei nº 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-14, o Maj PM 852098-4 Miguel Silva Domenichini - 25º BPM/M - Itapecerica da Serra/SP (TLTS e FRCTS DP-0618/15 - Pr. 5.646.398/15).
MIGUEL SILVA DOMENICHINI nasceu no dia 22 de junho de 1963. Entrou para a PMESP no dia 4 de fevereiro de 1985. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1989. Foi promovido a 2º TENENTE em 25 de agosto de 1990 e a 1º TENENTE em 15 de dezembro de 1991.

Aguardo a chegada do SUBTENENTE GEORGE TRAJANO em minha residência. Ele marcou uma visita ao Subprefeito de ARICANDUVA - CARRÃO - VILA FORMOSA, QUINTINO SIMÕES PINTO, por volta das 15 horas, na sede da SubPrefeitura - RUA ATUCURI, 699 - 1º andar. O Subprefeito esteve presente à solenidade de 17 de dezembro, no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 e quer participar da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A idéia é fundar um núcleo num local nobre da região dessa Subprefeitura. Estudamos, em princípio, o CERET. Marcamos um retorno para o dia 5 de março, quando as tratativas estiverem mais adiantadas. Caso seja possível, deslocaremos para a área leste o Museu "MARIA SOLDADO", uma vez que o Professor JOSÉ CARLOS, do COLÉGIO SANTO IVO, está pedindo o sobrado onde o museu encontra-se instalado.
Após o nosso encontro com QUINTINO SIMÕES PINTO, o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO traz-me de volta a GUARULHOS. Por causa dessa visita não compareci hoje ao Obelisco do IBIRAPUERA.  
Natural de São Paulo, Capital, Quintino Simões Pinto, 44 anos, casado, pai de duas filhas, é formado em Engenharia Naval e Administração de Empresas, com pós-graduação na área ambiental. Está no serviço público desde 1986, quando aos 16 anos entrou no Colégio Naval. Ingressou na Prefeitura de São Paulo, em 2002, após ser aprovado no concurso público para agente vistor. Inicialmente trabalhou na Subprefeitura do Butantã, onde foi chefe da Unidade Técnica de Segurança em Edificação e Maciço de Terra e chefe da Unidade de Fiscalização. Posteriormente, foi transferido para a Subprefeitura de Vila Mariana, onde exerceu o cargo de supervisor de Fiscalização. Tivemos um encontro com o QUINTINO numa solenidade de aniversário do 12º BPMM, quando ele foi condecorado com a Medalha do Cinquentenário do Batalhão. Bem mais recente, em 17 de dezembro de 2014, ele compareceu ao evento da entrega do COLAR DA VITÓRIA no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

Duas grandes apreensões de drogas hoje na capital e na GRANDE SÃO PAULO evitaram que toneladas de maconha, além de pedras de crack e papelotes de cocaína, pudessem estar, neste momento, sendo comercializados na CRACOLÂNDIA e em outras regiões do Estado.
Na madrugada, a Polícia Rodoviária Federal desconfiou de um caminhão com placas de FOZ DO IGUAÇU (PR). Ao revistar o veículo, encontrou junto a uma carga de milho cerca de 4,5 toneladas de maconha - em um primeiro momento chegou a se falar em dez toneladas.
Mesmo reduzindo o peso da carga, essa foi uma das maiores apreensões em rodovias federais que cortam o Estado. Para se ter uma ideia do volume, em todo o ano passado a PRF apreendeu 12,8 toneladas de drogas em geral.
A carreta foi parada no quilômetro 295 da RÉGIS BITTENCOURT, em ITAPECERICA DA SERRA, região metropolitana. A suspeita foi reforçada quando o motorista disse ter cobrado 30 mil reais pelo frete até o RIO GRANDE DO NORTE. O valor é considerado baixo para a distância de três mil quilômetros. A nota fiscal do produto também era fria.
O condutor acabou confessando que o caminhão veio carregado do PARAGUAI com a maconha misturada a 500 sacas de milho. Os agentes levaram dez horas para contar e pesar a droga. A quantidade do entorpecente renderia cerca de um milhão de porções. O condutor vai responder por tráfico internacional de drogas.
Mais tarde, policiais civis foram até dois imóveis que serviam como locais de distribuição de drogas. Os apartamentos estão em um prédio CINGAPURA, na Avenida ZAKI NARCHI, no CARANDIRU. Foram apreendidos tijolos de crack e cocaína, 5,5 mil pedras de crack, 1,9 invólucros de cocaína e mil trouxas de maconha.
"Parte da droga abasteceria a CRACOLÂNDIA (no centro)", disse o delegado WÁGNER CARRASCO, da 4ª DISE (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes). IVANISE QUITÉRIO DA SILVA, de 62 anos, e BRUNA TATIANA DA SILVA, 27, foram presas pelos policiais da 4ª DISE, do DEIC e do DENARC.

Mesmo ameaçados pelo governo federal, que fala em aplicar multas individuais que podem chegar a 10 mil reais por hora, caminhoneiros continuaram hoje boqueando estradas em ao menos seis estados. No início da madrugada, a FERNÃO DIAS, na região de MAIRIPORÃ, na GRANDE SÃO PAULO, foi fechada nos dois sentidos. A interdição durou cerca de uma hora. No fim da tarde, os caminhoneiros bloquearam três das quatro faixas da VIA DUTRA na saída de SÃO PAULO no sentido RIO DE JANEIRO. Somente foi permitido o trânsito de carros e motos. Em poucos minutos uma fila de caminhões se formou e chegou até a MARGINAL TIETÊ. O acesso à FERNÃO DIAS também foi interrompido, aumentando ainda mais o caos. A paralisação, que completou hoje uma semana, continua forte no MATO GROSSO, PARANÁ, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL e CEARÁ. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, 69 interdições foram registradas no início da manhã. A corporação informou que uma pessoa foi presa no MATO GROSSO DO SUL. Também foram registradas 25 autuações no PARANÁ. Houve confronto no RIO GRANDE DO SUL, um dos estados onde o movimento segue com mais força. A imprensa local afirma que a polícia teria jogado bombas de gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes no trecho da BR-101 em TRÊS CACHOEIRAS. Um homem também foi preso por desacato.

Um dia após a divulgação de um vídeo no qual um adolescente filma a própria morte numa operação da Polícia Militar na Favela da PALMEIRINHA, em HONÓRIO GURGEL, no RIO, o TENENTE-CORONEL PM LUIZ GARCIA BAPTISTA foi exonerado do cargo de comandante do 9º BPM (ROCHA MIRANDA). A unidade é responsável pelo policiamento na região onde ocorreu o crime. Nove policiais foram afastados das ruas, entre eles um tenente que teria participado da operação, na sexta-feira passada, que resultou na morte de ALAN DE SOUZA LIMA, de 15 anos. O jovem não estava armado nem resistiu à prisão, ao contrário do que disseram os policiais.

Oficiais da reserva das Forças Armadas que compõem o Clube Militar divulgaram uma nota com duras críticas ao ex-presidente LULA. O texto chama LULA de "agitador" e o acusa de incitar a discórdia durante discurso em que o petista defendia a PETROBRÁS, no início da semana. "É inadmissível um ex-presidente da República pregar, abertamente, a cizânia na nação. "Neste país sempre houve e sempre haverá um Exército, o Exército Brasileiro, o Exército de CAXIAS, que sempre nos defendeu em todas as situações de perigo, externas ou internas", afirmam os militares.

O juiz FLÁVIO ROBERTO DE SOUZA, da 3ª Vara Federal Criminal, avisou a Corregedoria Regional que irá se afastar de suas atividades por motivo de saúde. Ele vai apresentar um atestado médico justificando o pedido, segundo o Tribunal Regional de Justiça. Na quinta-feira, a ministra NANCY ANDRIGHI, corregedora nacional de Justiça, determinou o afastamento do magistrado do caso EIKE BATISTA. A licença médica não influi na continuidade das sindicâncias na Corregedoria após SOUZA ter sido flagrado usando a  PORSCHE CAYENNE de EIKE. Outros dois carros do empresário, além de um piano, também foram levados para o prédio do magistrado.  

27/02/2015 14h24 - Atualizado em 27/02/2015 17h57. Leonard Nimoy, o Spock de 'Jornada nas estrelas', morre aos 83 anos. Ator morreu nesta sexta (27), confirmou sua mulher ao 'New York Times'. Ele revelou no ano passado ter grave doença no pulmão. (Do G1, em São Paulo). O ator Leonard Nimoy como Spork em 'Jornada nas Estrelas' (1966) (Foto: Divulgação)O ator Leonard Nimoy como Spork em 'Jornada nas Estrelas', no ano de 1966 (Foto: Divulgação)
O ator norte-americano Leonard Nimoy, conhecido pelo papel de Spock em "Jornada nas estrelas", morreu aos 83 anos, na manhã desta sexta-feira (27), em sua casa em Bel Air, bairro de Los Angeles. Sua mulher, Susan Bay Nimoy, confirmou a notícia ao "New York Times", dizendo que a causa da morte foi o estágio final de doença pulmonar crônica obstrutiva.
Na semana passada, Nimoy foi internado às pressas em um hospital de Los Angeles, EUA, após sentir fortes dores no peito.
De acordo com o site TMZ, o ator precisou ir ao hospital várias vezes nos últimos meses devido a complicações decorrentes da doença.
Em fevereiro do ano passado, ele revelou ter uma grave doença no pulmão. "Parei de fumar 30 anos atrás. Não cedo o suficiente. Eu tenho COPD [doença pulmonar obstrutiva crônica]. O vovô aqui diz pare agora!", escreveu em sua conta oficial no Twitter, na ocasião.
"A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ter acontecido, mas não preservados, exceto na memória". Esse foi o último tuíte de Leonard Nimoy. Nos últimos dias, ele postou poesias, se disse arrependido de ter fumado, entre outras mensagens que indicavam uma despedida.
Leonard Nimoy, conhecido pelo papel de Spock em 'Jornada nas estrelas', divulga foto ao lado de Jim Parsons, o Sheldon de 'The Big Bang Theory' (Foto: Reprodução/Twitter )Leonard Nimoy, ao lado do também ator Jim Parsons, em sua participação na série 'The Big Bang Theory' em 2012. (Foto: Reprodução/Twitter)
A doença de que Nimoy sofria – conhecida no Brasil como DPOC – tem forte relação com o fumo. Ela é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil.
Biografia
Leonard Nimoy Simon nasceu em Boston, EUA, em 26 de março de 1931. Seus pais eram imigrantes judeus da Ucrânia. Ele desenvolveu interesse em atuar em uma idade precoce, sendo sua primeira aparição no palco aos oito anos em uma produção de "Hansel e Gretel".
Nimoy fez aulas de teatro por um tempo no Boston College, e, depois de sair de casa para seguir carreira em Hollywood, ele conseguiu seu primeiro papel principal no filme "Kid Monk Baroni", de 1952.
Depois de servir no Exército de 1953 a 1955, ele fez pequenos papéis em alguns filmes, mas principalmente em séries de TV, aparecendo em episódios de "Dragnet", "Sea Hunt", "Bonanza", "Wagon Train", "Rawhide", "The Twilight Zone", "Os Intocáveis", "The Outer Limits", "The Virginian", "Get Smart" e "Gunsmoke" antes de alcançar a fama em "Jornada nas estrelas".
Diretor
Ele também passou para trás das câmeras e dirigiu o terceiro e quarto longas de "Star Trek", sendo que "Star Trek IV: a volta para casa" foi então o filme de maior sucesso da série no cinema.
Nimoy também dirigiu os filmes "Coisas engraçadas do amor", com Gene Wilder, e "Três solteirões e um bebê", de 1987, uma das comédias de maior bilheteria da época.
Mais recentemente, ele retornou à série "Fringe" como o maníaco professor William Bell, e fez a voz de Spock em um episódio de 2012 de "Big Bang Theory". O último trabalho dele como Spock foi "Além da escuridão: Star Trek" (2013), segundo longa da franquia desde a retomada com "Star Trek" (2009), sob direção de J.J. Abrams.
Leonard Nimoy foi casado duas vezes, com a atriz Sandra Zober (1954-1987), com quem teve um casal de filhos, e com Susan Bay, desde 1988. Seu filho, Adam Nimoy, hoje é diretor de televisão.
Leonard Nimoy como Dr. Spock em 'Jornada das Estrelas' (Foto: Divulgação)Leonard Nimoy como Dr. Spock em 'Jornada das Estrelas' (Foto: Divulgação)


Leonard Nimoy com Grace Lee Whitney e Willian Shatner como Mr. Spock, Yeoman Rand e Capitão James Kirk em foto de divulgação da série 'Jornada das Estrelas' em 1966 (Foto: Divulgação )Leonard Nimoy com Grace Lee Whitney e Willian Shatner como Mr. Spock, Yeoman Rand e Capitão James Kirk em foto de divulgação da série 'Jornada das Estrelas' em 1966 (Foto: Divulgação )
Foto de 28 de Junho de 1973 mostra o ator Leonard Nimoy durante uma entrevista em Nova York (Foto: Jerry Mosey/AP/Arquivo)Foto de 28 de Junho de 1973 mostra o ator Leonard Nimoy durante uma entrevista em Nova York (Foto: Jerry Mosey/AP/Arquivo)
Os atores William Shatner (esquerda) e Leonard Nimoy posam para foto durante entrevista no 40º aniversário da série de ficção científica 'Star Trek' (Jornada nas Estrelas) em Los Angeles, em agosto de 2006 (Foto: Mario Anzuoni/Reuters/Arquivo)Os atores William Shatner (esquerda) e Leonard Nimoy posam para foto durante entrevista no 40º aniversário da série de ficção científica 'Star Trek' (Jornada nas Estrelas) em Los Angeles, em agosto de 2006 (Foto: Mario Anzuoni/Reuters/Arquivo)

Pela sétima temporada consecutiva, o título do ATP 500 DE DUBAI ficará nas mãos ou do sérvio NOVAK DJOKOVIC, número 9 do mundo e tetracampeão do torneio (2009, 2010, 2011 e 2013), ou do suíço ROGER FEDERER, número 3 do ranking e hexa nos EMIRADOS ÁRABES (2003, 2004, 2005, 2007, 2012 E 2014). Amanhã, eles se enfrentam na final, por volta das 19 horas. Hoje, DJOKO derrotou o tcheco TOMÁS BERDYCH na semifinal, por 2 sets a 1. Um pouco antes, FEDERER havia atropelado o croata BORNA CORIC, zebra de 18 anos, que eliminara o britânico ANDY MURRAY.

Fotos do militante do ESTADO ISLÂMICO conhecido como "JIHADI JOHN" foram divulgadas hoje pela imprensa britânica. Uma das imagens mostra o jihadista em uma escola em LONDRES, com cerca de 11 anos. Em outra foto ele aparece em sua faculdade, onde se formou em Ciências da Computação. Após meses de mistério, "JIHADI JOHN" teve sua identidade revelada ontem. Hoje com 26 anos, MOHAMMED EMWAZI foi responsável pelas mortes filmadas de vários reféns do grupo extremista, como o jornalista norte-americano JAMES FOLEY e o agente humanitário inglês DAVID HAINES. Ele era vigiado por autoridades desde 2009 por conta de indícios de aproximação com o extremismo. A foto foi tirada há 17 anos na escola da Igreja de SANTA MARIA MADALENA, em MAIDA VALE, no oeste de LONDRES. Em uma atividade escolar, EMWAZI se diz torcedor do MANCHESTER UNITED, fã de "OS SIMPSONS", videogames, futebol e rúgbi. Sua maior ambição, em sua própria escrita, era ser jogador, e ele dizia esperar marcar gols quando tivesse 30 anos.

Um atirador matou sete pessoas em quatro lugares diferentes na região sul do MISSOURI, ontem à noite, e foi encontrado morto hoje pela manhã por uma ferida de bala que ele mesmo teria provocado. Autoridades disseram que uma nona pessoa foi encontrada morta, mas aparentemente de causas naturais. De acordo com o jornal "HOUSTON HERALD", o corpo do atirador, que teria 36 anos, foi achado em um estacionamento. Os corpos das vítimas foram encontrados em casas em diferentes áreas.

O MÉXICO capturou SERVANDO "LA TUTA GÓMEZ, de 49 anos, o chefe de cartel mais procurado do país e principal alvo da ofensiva do presidente PEÑA NETO para retomar o controle de MICHOACÁN, Estado assolado por combates entre os CAVALEIROS TEMPLÁRIOS, cartel de GÓMEZ, e justiceiros fortemente armados que tentam expulsá-los. A prisão ocorreu um ano após a captura de JOAQUÍN "SHORTY" GUZMÁN, chefe do SINALOA, uma das mais poderosas gangues de tráfico de drogas do mundo.

A polícia deteve hoje um novo suposto cúmplice do autor dos atentados que deixaram dois mortos e cinco feridos nos dias 14 e 15 de fevereiro em COPENHAGUE - dois homens de 19 e 22 anos já haviam sido presos. O jovem terá amanhã uma audiência com um juiz, a portas fechadas. A identidade dele não foi revelada. Em 14 de fevereiro, OMAR EL HUSSEIN, 22 anos, abriu fogo contra o centro cultural de COPENHAGUE, onde era realizado um debate sobre liberdade de expressão. Matou um cineasta de 55 anos e fugiu.     

2 016     :     -    SÁBADO
Aos poucos, LUCINDA vai melhorando. Já às 6 horas, está cuidando da casa, como se nada lhe tivesse acontecido.
Trabalho no computador durante a manhã. A semana que passou trouxe um grande benefício para a Sociedade: a criação do seu 47º Núcleo, na Secretaria da Educação do governo do Estado - NÚCLEO MMDC "CAETANO DE CAMPOS". Colocada a Ata de criação do Núcleo no Blog e no FACEBOOK, teve e tem uma grande repercussão, talvez a melhor de todos os núcleos criados até agora. Grandes coisas poderão ser realizadas através nesse novo núcleo.
Mando para a MARINEI CHALUB o texto para a Pauta da reunião do Conselho Superior na segunda-feira, dia 29.
BOA TARDE MARINEI
Na PAUTA PARA A REUNIÃO DO CONSELHO SUPERIOR, EM 29 DE FEVEREIRO DE 2016, COLOCAR OS SEGUINTES ITENS:
1 - Análise do resultado prático dos pleitos apresentados à Diretoria de Ensino e Cultura da Polícia Militar, notadamente os tratados em reunião ocorrida na sede daquele órgão, em 22 de setembro de 2015 e,
2 - Exame das contas da Diretoria Executiva, exercício fiscal de 2015.

Deveria ter ido hoje até ATIBAIA, a convite de dona NAIR, esposa do CORONEL PM FRANCISCO CIPRIANO, por ocasião do translado dos restos mortais de seu pai para o túmulo dos heróis de 32, naquela cidade. Mas o problema da doença de dona LUCINDA impediu-me dessa viagem.
Mais tarde TOMAZ VAQUERO BRASIL BICCA manda-me a seguinte mensagem:
"Embora tenha chovido na hora do evento do translado e missa de dona NAIR CIPRIANO em ATIBAIA, participamos e representamos o Senhor, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e o nosso Núcleo, juntamente com o CABO PM ADILSON PEREIRA DA SILVA, nosso 1º Secretário, dona NAIR e o CORONEL PM FRANCISCO CIPRIANO.
Agradeceram o seu interesse e o impedimento de sua pessoa e estimam pela melhora de sua esposa.
Missão Cumprida. Foi uma bela homenagem ao MAJOR PM DIONÍSIOP GERAGE e sua família.

Os metalúrgicos do ABC pretendem realizar manifestação na via Anchieta na próxima semana em defesa do emprego e do desenvolvimento do País. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, afirmou que é hora de ousar e elaborar medidas para reverter o cenário de crise econômica e demissões.
Durante a reunião da diretoria da entidade, que reuniu cerca de 250 diretores da base do sindicato na manhã de terça-feira (23/02), o principal tema abordado foram as medidas que podem ser adotadas para reverter a crise econômica brasileira.
“Este é o momento de nos unirmos e buscarmos soluções. Não podemos permitir que mais empresas fechem as portas ou que demitam funcionários. Vamos à luta nas ruas em defesa do desenvolvimento e do fim das demissões”, disse Marques.
Para o sindicalista, pode ser classificado como golpe o que algumas empresas fazem com os trabalhadores. “É golpe o que a Arteb, a Karmann Ghia, WEG e outras empresas estão fazendo com os trabalhadores da categoria. Por isso, vamos reagir”, disse à Tribuna Metalúrgica.
“Essa é a prática da elite no Brasil, que não aceita as conquistas do nosso modelo de País. Quer derrotar o projeto que avançou com a legislação trabalhista, que incluiu e garantiu direitos aos negros, mulheres e indígenas”, afirmou Rafael Marques em entrevista à Tribuna. “Essa elite quer impor a reforma da Previdência, voltar com a pauta da terceirização no Senado, sufocar e criminalizar os movimentos sindicais e sociais”, acrescentou.


PROTEÇÃO
De acordo com o sindicalista, as demissões no setor automotivo foram minimizadas desde a criação do PPE (Programa de Proteção ao Emprego) em julho do ano passado, mas continuam nas empresas fornecedoras das montadoras.
“O desempenho do setor neste início de ano continua baixo. Precisamos lutar contra isso e cobrar do governo medidas que já foram sugeridas. Este é o momento de o governo Dilma ousar. Sem ousadia e união demoraremos mais para sair desta crise”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Dentre as medidas sugeridas pelo sindicalista estão o programa de renovação de frota de veículos e a redução das taxas de juros para estimular as vendas no geral.
“Vamos mostrar, com as manifestações, que estamos unidos em nome de um Brasil melhor. Que estamos juntos para superar esta crise e acabar com o desemprego”, afirmou.
Marques explicou que outras categorias serão convidadas a participar dos atos

Única liderança de peso no Congresso Nacional que avaliza o governo Dilma Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB, considera que a situação da petista se deteriorou a partir da Operação Acarajé. "É o pior momento de toda a crise", disse o político alagoano para aliados, após a prisão do marqueteiro João Santana e da mulher dele, Mônica Santana, relata o jornal O Estado de São Paulo.
Renan sempre foi contra o impeachment, para não ver o vice-presidente Michel Temer assumir o lugar de Dilma. Os dois têm forte disputa interna no PMDB. As picuinhas pelo comando do partido, no entanto, podem ser colocadas de lado, mediante discuso de "salvação do país". Uma liderança da ala governista do PMDB que procurou ministros do STF diz que "os dados sobre as contas de Santana são devastadores contra Dilma".
Outros congressistas do partido e do PSDB também procuraram ministros do STF para conversar sobre o Caso Santana. A conclusão de todos é que chegou o momento de buscar um entendimento para viabilizar a saída da presidente da República. Como o julgamento das ações do PSDB no Tribunal Superior Eleitoral pode demorar até dois anos, a alternativa se encaminha para ser o destravamento do processo de impeachment. Se Renan der aval, ninguém segura Dilma.

A relação do vírus ZIKA com a microcefalia é apenas a ponta do iceberg do surto causado pelo mosquito AEDES AEGYPTI. É dessa maneira alarmante que a oftamologista CAMILA VENTURA, da FUNDAÇÃO ALINO VENTURA, sediada em PERNAMBUCO, apresentou dados do estudo feito com 142 bebês com alteração de fundo de olho causados pela infecção.
A especialista, que esteve à frente da primeira equipe a identificar a relação do ZIKA com as alterações oculares e sonoras, alertou no Congresso de Oftalmologia Regenerativa, realizado hoje, na capital, que mesmo o bebê nascido após nove meses de gestação com 32 centímetros de perímetro encefálico - mínimo considerado normal para o tamanho da cabeça - pode ser mais uma das vítimas do vírus.
"Muitas das crianças que nós estamos acompanhando não são microcéfalos, elas têm uma desproporção crânio facial. Ou seja, podem ter o perímetro da cabeça em tamanho adequado. Mas após uma ressonância, foi identificado que esses bebês têm uma calcificação (área morta no cérebro", explicou CAMILA. "Se nada for feito, essas crianças terão cegueira ou uma baixa de visão severa".
A médica alerta ainda que a saúde pública não está apta para realizar os exames de diagnóstico dessas lesões. Um exemplo disso é o fato de PERNAMBUCO ser o único Estado do Nordeste a possuir o aparelho chamado retcam, que permite fotografar o olho do bebê para um diagnóstico preciso.
Sem o equipamento, o oftalmologista da BAHIA, BRUNO DE PAULO FREITAS, precisou do empréstimo do aparelho da UNIFESP (Universidade Federal de SÃO PAULO) em dezembro para avaliar dez crianças com alterações oculares.
"O aparelho custa 70 mil dólares (quase 280 mil reais) e a nossa preocupação era que ele não quebrasse durante o trajeto. Teríamos de arcar com os custos", lembrou BRUNO, que pagou do próprio bolso um mil reais para que o aparelho fosse trazido de volta à capital.
O professor de oftalmologia da UNIFESP, MAURÍCIO MAIA, afirmou que a melhor estratégia para minimizar os problemas do ZIKA é a vacina. Porém, o começo da imunização será "muito difícil, porque são muitas as mutações".
"É algo similar ao que ocorre com o vírus HIV e pode levar anos para se desenvolver uma vacina eficiente. Hoje, o cenário é de que o vírus aumentou em 20 vezes os casos de microcefalia", explicou MAIA.

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou a primeira morte por dengue em SÃO PAULO. A vítima foi um morador de 62 anos da região do TREMEMBÉ, na zona norte da capital.
De acordo com o boletim da Prefeitura, o homem tinha histórico de tabagismo e com morbidade cardiológica, o que amplia os riscos de desenvolver um quadro grave da doença e, consequentemente, a morte.
A nota da pasta de Saúde aponta que o homem foi atendido no Hospital Municipal SÃO LUÍZ GONZAGA, na zona norte, gerenciado pela SANTA CASA DE SÃO PAULO, em 16 de janeiro, e morreu três dias depois.
O diagnóstico de dengue foi confirmada por testes laboratoriais feitos pela pasta da Saúde e também pelo Instituto ADOLFO LUTZ.
Segundo a Prefeitura, foram realizadas ações de bloqueio de criadouros no perímetro de 500 metros ao redor do endereço da vítima desde a data da suspeita da infecção.

Mais uma vez, o destino não sorriu para o SÃO PAULO. Hoje, em visita ao MOISÉS LUCARELLI, em CAMPINAS, o TRICOLOR perdeu da PONTE PRETA por 1 a 0 com um gol de quem conhece muito bem o clube do MORUMBI. Criticado pela torcida tricolor e emprestado à MACACA até o fim da temporada, o lateral-esquerdo REINALDO roubou a cena no jogo e balançou as redes.
O NOVORIZONTINO, enfim, venceu a primeira no PAULISTÃO. Hoje, jogando em casa, o TIGRE bateu o AUDAX, por 3 a 2, resultado favorável ao SÃO PAULO, que briga diretamente com o AUDAX no Grupo C por uma das vagas à próxima fase - o TRICOLOR soma dez pontos, contra nove do concorrente. Já o NOVORIZONTINO chegou a sete no Grupo B e pode respirar na luta contra o rebaixamento.
Ainda hoje, em DIADEMA, o ÁGUA SANTA ficou no empate, em 2 a 2, com o SÃO BENTO.
HERÓI. Assim o volante RODRIGUINHO deixou o ITAQUERÃO nesta noite. No apagar das luzes, ele marcou o gol solitário da vitória do CORINTHIANS sobre o OESTE, por 1 a 0, aos 45 minutos do segundo tempo, garantindo mais três pontos ao time no Campeonato Paulista. Esta foi a quinta vitória do ALVINEGRO em sete jogos na competição. Lidera o Grupo D com folga - 17 pontos ganhos, vantagem de seis para o vice-líder ÁGUA SANTA, que empatou com o SÃO BENTO na rodada.

Em petição protocolada no Supremo Tribunal Federal, a defesa do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA admitiu pela primeira vez que as reformas feitas no sítio SANTA BÁRBARA, em ATIBAIA, visavam adequar o local ao uso da família do petista e para acomodar objetos que ele ganhou durante seus dois mandatos.
Seus advogados, porém, reafirmam que a propriedade foi comprada por FERNANDO BITTAR e JONAS SUASSUNA - sócios de um dos filhos de LULA. Segundo a defesa, as famílias BITTAR e LULA são amigas há mais de 40 anos e o pai de FERNANDO, JACÓ BITTAR, gostaria de que elas pudessem conviver quando o petista deixasse a Presidência.
A petição diz que o ex-presidente soube que a reforma teria sido oferecida pelo pecuarista JOSÉ CARLOS BUMLAI, amigo dele preso na LAVA JATO, por comentário feito por FERNANDO sobre a necessidade de algumas obras no local. A defesa enfatiza, porém, que LULA só tomou conhecimento da compra do sítio duas semanas após deixar o Planalto.
"À "FOLHA DE SÃO PAULO", o advogado de BUMLAI, ARNALDO MALHEIROS, negou a versão da defesa de LULA.
Hoje, o Instituto DATAFOLHA divulgou pesquisa mostrando que a maior parte dos brasileiros acredita que o petista foi beneficiado por construtoras na reforma do sítio em ATIBAIA (55%) e na construção do apartamento tríplex no GUARUJÁ (58%).

Em seu último dia de viagem ao CHILE, a presidente DILMA afirmou, hoje, que não governa o BRASIL só para o PT, ao ser questionada pelos jornalistas sobre o motivo de sua ausência nas comemorações do 36º aniversário do partido. Em rápida entrevista, ela frisou que governo e legendas são coisas diferentes, ressaltou não haver mágoas e que "ca um tem a sua verdade".
Demonstrando certa irritação, ela respondeu que gostaria de ir ao evento, celebrado hoje à noite no RIO DE JANEIRO, mas a distância de quatro horas de avião entre os dois países tornou a possibilidade nula.
"Nós vivemos numa democracia. O governo é uma coisa, os partidos são outra. Em que pesem eles serem a base, muitas vezes eles divergem. Isso é normal e tem de ser encarado com normalidade", afirmou.
A festa ocorreu em um momento de tensão entre a legenda e a presidente. Os principais pontos de divergência são a recriação da CPMF - para aumentar a receita - e a reforma da Previdência - que visa estabilizar a situação fiscal e recuperar o grau de investimento do país.
Para amenizar o mal estar, ela enviou uma carta de afago aos correligionários condenando os ataques ao seu governo, ao ex-presidente LULA e ao PT. "A esses que fazem a luta política com base em factóides, mentiras, insinuações, fofocas, responderemos com o melhor antídoto possível: a relação direta de confiança que construímos nestes 36 anos", diz a carta.
Mas o partido se recusa a aceitar as propostas e apresentou, na sexta-feira, seu programa de combate à crise. Entre as sugestões, está a utilização de reservas internacionais para promover o investimento. A petista, porém, parece não estar disposta a abrir mão das reformas, consideradas pela oposição e pelos petistas mais radicais como "retirada de direitos".
"Um partido é um partido, um governo é um governo. Eu não governo só para o PT. Eu governo para os 204 milhões de brasileiros", disse.
Ignorando o programa alternativo da legenda, ela disse contar com sua base aliada para promover as reformas. "Sobretudo o PT, que é o partido ao qual eu pertenço e fui eleita".

Diante da insistência de jornalistas sobre o abismo que as divergências entre PT e governo poderiam gerar, a presidente disse que nenhum dos lados é "dono da verdade". Não é pessoal isso. Tem concordâncias, discordâncias, tem propostas diferentes e amadurecimento do governo, que não é dono da verdade, nem dos partidos, que são donos de sua verdade".