domingo, 1 de maio de 2016

IMAGENS DA SESSÃO SOLENE DE 28 DE ABRIL DE 2016, PROPOSTA PELO DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM TELHADA, COM A ENTREGA DAS CONDECORAÇÕES DE NÚCLEOS DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.


 CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA E ALFREDO DUARTE.
 GENERAL-DE-DIVISÃO DÉCIO LUÍS SCHONS, CORONÉIS VENTURA E MENDES.
 MEDALHA MMDC, DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.

 GENERAL DE DIVISÃO DÉCIO LUIS SCHONS, ZABORSKI E CORONEL PM VENTURA
 CORONEL PM VENTURA ENTREGA A GRÃ-CRUZ "HERÓIS DE 32" AO ZABORSKI.


 GRÃ-CRUZ "HERÓIS DE 32"
 DOUTOR MAURÍCIO KIRILLOS, CORONEL PM VENTURA, GENERAL DE DIVISÃO DÉCIO LUÍS SCHONS, CORONEL PM MENDES E COMENDADOR ROBERTO CARLOS TEIXEIRA MENDES.




 DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM TELHADA, CORONEL PM VENTURA, GENERAL DE DIVISÃO DÉCIO LUIS SCHONS E COMENDADOR ROBERTO CARLOS TEIXEIRA MENDES.
 CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA, PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, ASSINA O DIPLOMA DA GRÃ-CRUZ "HERÓIS DE 32", QUE FOI ENTREGUE AO GENERAL-DE-DIVISÃO DÉCIO LUIS SCHONS, COMANDANTE DA 2ª DIVISÃO DE EXÉRCITO.





DOUTOR ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES ESPOSA E FILHOS.

FICOU O PERFUME - SAUDADE - TEXTO DO CORONEL PM RALPH ROSÁRIO SOLIMEO.

Ficou o perfume.
Saudade
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: <ralphsolimeo@terra.com.br>
Data: 30 de abril de 2016 15:27
Assunto: 1° de Maio
Para:


​No meu tempo de cadete, a Escola de Oficiais, além da Parada Militar do SETE DE SETEMBRO, (foto 1) volta e meia era chamada a participar de festas cívicas em cidades próximas, como Santos, (foto 2), Campinas, Mogi das Cruzes, ou em algum bairro da Capital.
Em 1955, desfilamos em S. Miguel Paulista, durante as comemorações do 1° de Maio, seguindo, depois, para o Clube de Regatas Nitro Química, no mesmo bairro, onde foi servido um lanche para os participantes. Coincidentemente, as alunas do primeiro ano da escola normal do Colégio S. Vicente de Paula, da Penha, lá se encontravam fazendo um pic-nic e foi, então, que conheci a Marlene.
Tinha, ela, dezesseis anos incompletos: menina-moça, rosa em botão, que desabrochou para florir os caminhos da minha vida, até o dia em que o Senhor a levou para enfeitar os Seus jardins.
Da rosa, ficou-me o perfume do seu amor.

28 DE ABRIL DE 2016 - QUINTA-FEIRA


SESSÃO SOLENE NA ALESP EM 28 DE ABRIL DE 2016


V I N T E     E    O I T O    DE    A B R I L   DE    2016    –    QUINTA-FEIRA.
79 anos, quatro meses e 1 dia de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 294º DO ANO 66º - MÊS 10º
57 anos e 327 dias na PMESP.
56 anos e 78 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 585 DIAS – 494 476 HORAS.
52 anos e 235 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
28 anos e 48 dias no Posto de Coronel – 337 meses e 17 dias.
4 anos e 296 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 332  dias CORONEL - 24 anos e 136 dias  na reserva.
10 881 -261 200                        10 332-247 944                              10 597-253 476.
DIA DE SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Pregou o catolicismo no noroeste da FRANÇA e fundou a Companhia de MARIA e a Congregação das Filhas da Sabedoria. Vivia abrasado no amor de DEUS e de sua SANTA MÃE e aspirava ardentemente pelo advento de uma época em que NOSSA SENHORA fosse obedecida como RAINHA.
DIA DE SÃO PEDRO MARIA CHANEL. É o padroeiro da OCEANIA. Nasceu na FRANÇA, em 1803. Em 1837, já vigário, partiu para a ILHA DE FUTUNA, no arquipélago de TONGA, no OCEANO PACÍFICO, o que atraiu os jovens. Sua evangelização deu frutos, mas líderes antigos reagiram e foi assassinado pelos nativos daquela ilha, em 1841.

DIA DA EDUCAÇÃO
DIA DA SOGRA

405 a. é feita a escritura de fundação da Universidade de SANTO TOMÁS, em MANILA, a mais antiga das FILIPINAS, em 28 de abril de 1611.
151 a. nasce VITAL BRAZIL em 28 de abril de 1865. Falece em 8 de maio de 1950.
Biografia
O nome dele era Vital Brazil Mineiro da Campanha por causa do lugar do seu nascimento: Brasil (que na época se escrevia com z), Minas Gerais, Campanha (cidade no sul de Minas). Vital era o nome do santo do dia. Sua mãe, D. Mariana Carolina Pereira de Magalhães era prima de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Seu pai, José Manoel dos Santos Pereira Júnior resolveu colocar em cada um dos seus oito filhos um nome diferente afim de não dar continuidade ao nome da sua família, com a qual estava brigado.
Ele nasceu em 28 de abril de 1865 e passou a infância nas cidades mineiras de Campanha, Itajubá e Caldas, trabalhando desde os 9 anos para ajudar a família. Com 15 anos foi para S. Paulo com a família, onde passou o resto da sua juventude entre o trabalho e os estudos preparatórios. Seu objetivo era entrar para a Faculdade de Medicina e na época só existiam duas: uma na cidade de Salvador (Bahia) e outra na do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Assim, com 21 anos ele foi para o Rio, onde trabalhou como escrevente da polícia e professor, para sustentar-se e custear seus estudos na Faculdade. Durante o curso, fez seleção e passou a ser o colaborador e preparador das aulas de Fisiologia. Formou-se em 1891, com 26 anos, Doutor em Medicina, defendendo a tese: "Funções do Baço" e logo depois casou-se com sua prima, Maria da Conceição Philipina de Magalhães.
Trabalhou como médico na Força Pública e no Serviço Sanitário em S. Paulo e na cidade de Botucatu. Durante as epidemias de febre amarela, varíola e cólera, chefiou a comissão sanitária em Cachoeira, no vale do Paraíba e combateu a peste bubônica na cidade de Santos, contraindo a doença durante o trabalho. Foi em Botucatu que ele, impressionado com os acidentes causados por serpentes venenosas, resolveu estudar o assunto, abandonando a clínica e indo trabalhar no Instituto Bacteriológico de S.Paulo, hoje Instituto Adolfo Lutz. Foi lá, com o apoio do Dr. Lutz e com o conhecimento dos estudos do Dr. Calmette no Instituto Pasteur da Índia, sobre soros anti-ofidicos, que ele fez os primeiros experimentos com os venenos das serpentes. Nesta época ocorriam quase 3.000 acidentes por ano só no Estado de S.Paulo.
Seu nome ficou conhecido - Dr. Brazil -, pela sua dedicação à saúde pública e pelo seu entusiasmo pelos estudos experimentais que representavam na época o começo das pesquisas no Brasil. Por causa disso, foi chamado pelo Governo do Estado de S.Paulo, para ajudar a criar um Instituto Soroterápico, que produzisse soros e vacinas que combatessem as epidemias que vinham assolando a população.
Foi então, comprada uma fazenda chamada Butantan e lá Vital Brazil começou em 1901, em instalações provisórias como um estábulo adaptado, as imunizações dos cavalos para fazer a vacina contra a peste e continuou com as pesquisas sobre os venenos das serpentes. Nesse mesmo ano ele publicou seu primeiro trabalho sobre o envenenamento ofídico e demonstrou que o soro para o tratamento dos acidentes tinha que ser específico. Também produziu as primeiras ampolas de soro contra o veneno de jararaca e cascavel.
Em .....o Instituto Serumtherapico passou a se chamar Instituto Butantan e junto com Vital Brazil, seu diretor, ganhou prestígio e importância graças ao trabalho pioneiro de Vital Brazil e seus colaboradores. Em 1915, durante a estadia de Vital Brazil em Nova York, o soro brasileiro salvou da morte um empregado do Jardim Zoológico do Bronx Park, após ter sido picado por uma Crotalus atrox e não ter tido sucesso com outros tratamentos já empregados. Em 1919, ele foi convidado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro a criar um centro de pesquisas biológicas em Niterói e foi fundado então o Instituto Vital Brazil.  Viúvo desde 1913, casou-se novamente, em 1920, com Dinah Carneiro Vianna. Vital Brazil Mineiro da Campanha tinha por lema "Veritas super omnia", era espiritualista, conhecia profundamente a Bíblia e viveu segundo os Versos de Ouro de Pitágoras; morreu em 8 de maio de 1950, no Rio de Janeiro, aos 85 anos, ainda na direção do Instituto Vital Brazil.
142 a. fundação da cidade de CAMPOS DO JORDÃO, em 28 de abril de 1874.
138 a. falece CARLOS CARNEIRO DE CAMPOS, VISCONDE DE CARAVELAS, no RIO DE JANEIRO, em 28 de abril de 1878. Nasceu em SALVADOR-BA em 1º de novembro de 1805 (nessa data consta uma pequena biografia sua).
127 a. nasce ANTÔNIO DE OLIVEIRA SALAZAR em VIMIEIRO, PORTUGAL, em 28 de abril de 1889. Foi seminarista, quando um dilema o assaltou: ser padre ou professor? Nessa época, em PORTUGAL o tempo era de crise. A 1º de fevereiro de 1908, o rei e o príncipe herdeiro são assassinados por dois carbonários. DOM MANUEL II sobe ao trono e dois anos depois, os generais se aliam para depô-lo e proclamar a República, em 5 de outubro de 1910. Crise econômica terrível: o país vai quase à falência e a miséria campeia. O moço SALAZAR está em VISEU, agora como repetidor no colégio da VIA SACRA. A 5 de novembro de 1910, recebe o título de bacharel. Na 1ª GRANDE GUERRA, PORTUGAL é aliado da GRÃ-BRETANHA. Mas SALAZAR não vai partir para a luta. Foi isento do serviço militar, por “constituição débil”. Dedica-se totalmente aos estudos. A 28 de abril de 1917, dia de seu aniversário, faz uma estréia como professor assistente, em COIMBRA. Um ano mais tarde, já é titular da cátedra de ciências econômicas. Finalmente, a 10 de maio de 1918, recebe o grau de “egrégio” doutor da Universidade de COIMBRA. Mora no CONVENTO DOS GRILOS, em companhia de seus melhores amigos: o doutor CEREJEIRA, que será mais tarde cardeal, e MARIO DE FIGUEIREDO, que será um dia presidente da Assembléia Nacional. SALAZAR começa a sair da obscuridade. Colabora intensamente no jornal do centro católico “NOVIDADES”. Pronuncia conferências em todo o País. Em 1921, apresenta-se como deputado. Depois de assistir a apenas uma reunião no Parlamento, renuncia ao cargo. Em 1926, o marechal GOMES DA COSTA, reagindo contra a desagregação que ameaça o Estado, derruba o regime parlamentar e toma o poder. Há necessidade de um ministro excepcional para sanear as finanças. SALAZAR é indicado e aceita o convite. Dois anos depois, o general CARMONA é eleito presidente da República. A 27 de abril de 1928 SALAZAR é novamente chamado para o Ministério das Finanças. Em dois anos, SALAZAR consegue o que para todos é um prodígio: estabilidade da moeda e amortização da dívida pública. Estabelece a CARTA DAS COLÔNIAS. Com uma paciência de formiga, vai tomando conta do poder total. De 1928 a 1968, quarenta anos de ditadura pensada e consciente. Soube, durante a guerra civil espanhola, ajudar FRANCO a vencer, sem tomar parte nos combates. Mandou soldados para a campanha hitlerista contra o “sórdido comunismo”, sem ferir a sensibilidade inglesa. E cedeu os AÇORES e CABO VERDE aos ALIADOS, sem temer conflito com o EIXO. SALAZAR nunca se encontrou com HITLER, e não se esforçou para isso. Entre os dois, um abismo de diferenças. Um, o germânico, voltado à feitiçaria e ao encantamento das forças obscuras e violentas; o outro, o latino, não desenvolveu seu espírito senão nos fundamentos da lógica e da razão, mesmo com seu catolicismo um tanto místico. Com os ditadores latinos, MUSSOLINI e FRANCO, SALAZAR sente-se mais à vontade. Principalmente com FRANCO. Sabe que, sem sua ajuda, a aventura franquista não triunfaria. Com FRANCO, celebrou um pacto ibérico, para uma política exterior comum para os dois países. O único desafio ao imperador-papa de PORTUGAL veio de um português: o general UMBERTO DELGADO. Durante a sua juventude, o general DELGADO fora entusiasta de SALAZAR. Esse apoio lhe valeu uma carreira vertiginosa: adido militar em WASHINGTON, diretor da aviação civil, membro influente da presidência. Espírito agitado e polêmico, DELGADO logo passa a censurar com veemência o que ele chama de “ultra-colonialismo” de SALAZAR e seu imobilismo.  
123 a. um levante militar na NICARÁGUA é promovido pelo GENERAL JOSÉ SANTOS ZELAYA, no dia 28 de abril de 1893.
120 a. GUERRA DE CUBA: atentado com dinamite contra o Palácio dos Capitães Generais de HAVANA, em 28 de abril de 1896.
118 das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 28 de abril de 1898: na administração geral dos correios, na Capital Federal, foi descoberto por ocasião da conferência em uma mala um pacote contendo bombas de dinamite, estopim e espoletas. O diretor dos correios enviou essa perigosa correspondência para a repartição de polícia.
Os agentes dos vapores que se destinam aos ESTADOS UNIDOS têm dado ordens terminantes aos comandantes, a fim de que, antes de entrarem em qualquer porto americano, esperem instruções em um porto de possessão estrangeira; isto enquanto durarem as hostilidades.
O ministro americano junto ao governo português enviou uma nota diplomática a este, declarando que se continuar a permitir a  permanência da esquadra espanhola em SÃO VICENTE, onde está se provendo de carvão, se retirará, pedindo seus passaportes.
Afirmam despachos de NOVA YORK que está iminente um combate entre as esquadras americana e espanhola nas águas das FILIPINAS, próximo a MANILA. Afirma-se que uma esquadrilha espanhola espera a chegada de navios americanos que ali vão realizar o bombardeio. 
110 a. inaugurada a Exposição Internacional de MILÃO, em 28 de abril de 1906.   
108 a. do início da viagem do navio KASATO MARU (28 de abril de 1908), saindo da cidade de KOBE com 781 imigrantes e 12 passageiros independentes. Em 18 de junho do mesmo ano, o KASATO MARU atracou no porto de SANTOS, marcando para sempre a cara de SÃO PAULO e do BRASIL. RYU MIZUNO, considerado o pai da imigração japonesa, tinha assinado um acordo com o então secretário da AGRICULTURA de SÃO PAULO, CARLOS ARRUDA BOTELHO, para trazer 3 mil japoneses para o Estado num período de três anos. O MEMORIAL DO IMIGRANTE e o MUSEU DA IMIGRAÇÃO JAPONESA são os lugares ideais para rever essa história de perseverança, trabalho e miscigenação.
107 a. nasce AMADOR PERINI, em 28 de abril de 1909. Falece em 20 de abril de 1979. Participou da Revolução Constitucionalista de 1932. Seu filho HEITOR PERINI compareceu na Sociedade Veteranos de 32-MMDC no dia 7 de março de 2007. Afiançou que seu pai lutou como integrante do 4º REGIMENTO DE INFANTARIA.
105 a. (BELÉM) Foram coroadas de grande êxito as medidas profiláticas contra a febre amarela. A epidemia pode-se considerar como debelada, pois desde o princípio de março só foi constatado aqui um caso da terrível moléstia (notícia veiculada em jornais no dia 28 de abril de 1911). 
104 a. ITÁLIA ocupa a ILHA DE RODAS, após a guerra da LÍBIA, em 28 de abril de 1912.
104 a. (SANTOS) O canal número 1 da praia do JOSÉ MENINO foi ontem novamente iluminado, apresentando um novo aspecto. Os bondes da linha do JOSÉ MENINO eram insuficientes para conduzir o povo, que em massa se dirigia para o ponto iluminado da praia, onde em um coreto, a excelente banda dos bombeiros, sob a regência do maestro PATRÍCIO SOARES, executou um magnífico concerto com um programa variado. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 28 de abril de 1912). 
  97 a. potências vencedoras da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL aceitam o projeto do presidente norte-americano, WOODROW WILSON, de criar uma Sociedade de Nações, destinada a manter a paz mundial, em 28 de abril de 1919.
  92 a. nasce KENNETH KAUNDA, ex-presidente de ZÂMBIA, em 28 de abril de 1924.
  89 a. pousa em águas brasileiras, a bordo do hidroavião JAHU, o jauense JOÃO RIBEIRO DE BARROS – pioneiro na travessia do ATLÂNTICO, sem escalas – em 28 de abril de 1927. Após longo período jogado às traças, primeiro no prédio da OCA, depois num hangar no CAMPO DE MARTE, em SÃO PAULO, o JAHU está restaurado. Mas, apesar do trabalho primoroso do empresário JOÃO VELLOSO, do HELIPARK, o último exemplar SAVOIA-MARCHETTI S-55 do mundo tem destino incerto.
Patrimônio histórico e cultural tombado pelo CONDEPHAAT, o hidroavião, que está sob a guarda da Fundação SANTOS DUMONT, virou alvo de disputa entre a TAM LINHAS AÉREAS e a cidade natal do aviador. Enquanto a TAM cobiça o modelo para completar seu museu particular, a Prefeitura de JAÚ, com apoio de familiares do aviador, batalha para construir um museu em memória ao conterrâneo famoso. Para os habitantes de JAHÚ, o hidroavião não é apenas uma peça de museu. Ele representa a garra e a coragem de um brasileiro. O que está em jogo não é o seu valor monetário, mas sua relevância histórica, cultural e social. Em 2006, a diretora do Museu Aeronáutico da Fundação SANTOS DUMONT, INÊS COUTINHO, afirmou que havia a possibilidade do hidroavião ser exposto em GUARULHOS, mas nada foi decidido.
A exemplo de BILBAO, na ESPANHA, que ganhou projeção graças ao museu GUGGENHEIM, considerando-se as devidas proporções, JHAÚ pretende, com o museu JOÃO RIBEIRO DE BARROS, apostar no conceito de Indústria Criativa, ligado à geração de idéias, lazer e entretenimento. Um negócio que cresce 15% ao ano e representa 8% do PIB mundial, gerando empregos, divisas e, sobretudo, repertório histórico e cultural às futuras gerações.
  86 a. nasce JAMES BAKER, político norte-americano, em 28 de abril de 1930.
  85 a. da revolta do 6º Batalhão de Caçadores, no CAMBUCI, em 28 de abril de 1931. Barricadas, tiros esparsos e nada mais. Embora já houvesse o ânimo de se contrapor à ditadura VARGAS, faltava a estrutura. Ela viria somente em julho de 1932. O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 29 de abril de 1931, estampava irritado telegrama de GETÚLIO VARGAS a JOÃO ALBERTO LINS DE BARROS, assegurando-lhe confiança e apoio. O ministro da Guerra tivera ordens para terminar com o incidente a qualquer preço e providenciar para que outros não tomassem a mesma posição. Trezentos milicianos da FORÇA PÚBLICA foram presos na Imigração e levados, dali, para a Colônia Correcional de TAUBATÉ. O Comando Geral da Força Pública foi ter às mãos de MIGUEL COSTA, adornado com os galões de general-de-brigada honorário. O general ISIDORO DIAS LOPES, que o governo suspeitava tivesse o coração oscilando entre dois amores: uma revolução a mais em sua carreira e a solidificação do movimento de outubro de 1930, viu-se compelido a entregar a Região Militar a GÓIS MONTEIRO, a respeito de cuja animosidade em relação aos perrepistas em particular e aos paulistas em geral não pairavam dúvidas. Completadas essas medidas, VARGAS e JOÃO ALBERTO LINS DE BARROS, o Clube TRÊS DE OUTUBRO e a LEGIÃO REVOLUCIONÁRIA diagnosticaram situação sob controle total.
  84 a. do anúncio da vacina contra a febre amarela. Em 28 de abril de 1932, os médicos WILBUR A. SAWYER, WRAY LLOYD e STUART F. KITCHEN, patrocinados pela FUNDAÇÃO ROCKEFELLER, anunciaram numa reunião das Sociedades Americanas de Biologia Experimental, na FILADÉLFIA, uma vacina para conter a febre amarela em humanos.
  79 a. nasce o presidente do IRAQUE, SADDAM HUSSEIN, em TIKRIT, a 160 km de BAGDÁ, no dia 28 de abril de 1937. Filho de camponeses, seu pai morreu antes de seu nascimento. Formou-se em Direito pela Universidade do CAIRO, no EGITO, e envolveu-se com a política quando se filiou ao Partido BAATH (nacionalista e socialista), além de tornar-se integrante de um clã influente no Exército. SADDAM foi um dos homens que participaram da tentativa de assassinato do general ABDUL KARIM KASSEN, que havia derrubado a monarquia em 1958. Ele passou um breve período no EGITO, durante o qual seu partido participou de um golpe militar em BAGDÁ. O BAATH foi derrubado em 1964 e se reagrupou em 1968. Em 1979, SADDAM foi eleito presidente pelos líderes do BAATH. No mesmo ano em que assumiu o poder, SADDAM apontou traidores que se opunham a seu Governo e mandou executá-los. Ele acompanhava pessoalmente as sessões de tortura. Antes da GUERRA DO GOLFO, SADDAM saia às ruas para cumprimentar os iraquianos. Agora, as medidas de segurança tornaram-se bastante rígidas. Tendo sobrevivido a várias tentativas de assassinato orquestradas pela oposição, o homem forte do IRAQUE toma conta pessoalmente de sua segurança. A partir de 9 de abril de 2003, quando o regime de SADDAM foi destruído pelos EUA, o líder não mais foi visto, não se sabendo, naquela época, se morreu na explosão da casa onde se encontrava com seus dois filhos, ou se ele escapou. Começaram a aparecer fitas nas quais SADDAM aparecia desafiante. Seus filhos foram mortos numa ação fulminante dos americanos. Finalmente, foi encontrado num buraco de 1,80 m de comprimento, por 65 cm de largura, sujo, barbudo, um arremedo do ex-ditador. No dia 13 de dezembro de 2003, um sábado, estava a caminho da prisão e julgamento, que ele negou a milhões de vítimas.    
DIA 30 DE DEZEMBRO DE 2006 - O ESTADO DE SÃO PAULO – PÁGINA A8 – INTERNACIONAL
SADDAM É ENFORCADO EM BAGDÁ. Segundo TV AL-HURRA, ex-ditador foi executado ao amanhecer na presença de clérigo muçulmano.   O ex-ditador do IRAQUE, SADDAM HUSSEIN, foi enforcado minutos antes das 6 horas de hoje em BAGDÁ (1 hora de hoje pelo horário de BRASÍLIA), anunciou a TV iraquiana AL-HURRA, emissora criada e financiada pelos EUA. A hora da execução foi combinada entre autoridades iraquianas e americanas. Por volta das 5:30 horas locais, um clérigo muçulmano chegou ao local para ouvir as últimas palavras do ex-ditador, deposto em abril de 2003 por uma invasão internacional liderada pelos EUA. O local exato da execução de SADDAM, que tinha 69 anos, não foi imediatamente divulgado. A TV informou apenas que ocorreu na chamada ZONA VERDE DE BAGDÁ, área que se caracteriza por um fortíssimo esquema de segurança.
Exilada na JORDÂNIA, RAGHD, filha de SADDAM, pediu que o corpo do ex-presidente seja enterrado provisoriamente no IÊMEN,  “até que o IRAQUE seja libertado e ele possa ser sepultado em seu país”.
Na terça-feira, dia 26, o Tribunal de Apelações do IRAQUE ratificou a sentença que, em novembro condenou o ex-ditador à morte por enforcamento. Ele, seu meio irmão, BARZAN AL-TIKRITI e o ex-juiz AWAD AL-BANDAR foram considerados culpados pela morte de 148 xiitas na cidade de DUJAIL em 1982.
Algumas horas antes da execução, um dos advogados de SADDAM disse à TV CNN que o ex-ditador havia aceitado seu destino. “Ele estava até sorrindo. Acho que estará sorrindo quando for executado”, disse NAJIB AL-NUAIMI, que se reuniu com SADDAM ontem.
Os dias que se seguiram à confirmação da sentença foram marcados por informações desencontradas sobre a data em que SADDAM seria enforcado. A lei iraquiana diz que, em casos como o do ex-ditador, “a punição deve ser executada dentro de 30 dias a partir da data em que o julgamento de tornar final e não apelável”. Assim, o prazo final para o cumprimento da sentença seria 26 de janeiro.
Mesmo ontem, a hora da execução demorou a ser confirmada. No fim da tarde, uma alta fonte do governo iraquiano disse à REUTERS que “muitas coisas mudaram nas últimas horas e ele pode ser enforcado esta noite (ontem), mas não é certo”. Algumas autoridades haviam levantado a possibilidade de que a sentença fosse cumprida apenas na semana que vem, após o término do feriado muçulmano de EID AL-ADHA, que começa hoje. “Todos os documentos necessários para a execução estão completos e o ex-presidente será executado ao amanhecer (de hoje) ou na quinta-feira, quando acabar a festa de AL-ADHA”, afirmou, horas antes do enforcamento, o deputado SAMI AL-ASKARI, ligado ao primeiro-ministro iraquiano, o xiita NURI AL-MALIKI.
Ainda à tarde, o chefe da equipe de advogados do ex-ditador informou que as forças dos EUA haviam transferido a custódia de SADDAM para os iraquianos. Segundo analistas, era um indício de que o enforcamento não demoraria muito para ocorrer. Mas outras fontes negaram.
Numa última tentativa de evitar o enforcamento, advogados de SADDAM entraram à noite com um pedido na Justiça dos EUA para tentar bloquear a transferência da custódia do ex-ditador às autoridades iraquianas. A petição foi negada.
Na quinta-feira, dia 28 de dezembro de 2006, segundo BADEE IZZAT AREF, outro advogado de SADDAM, o ex-ditador recebeu a visita de dois de seus três meio-irmãos. De acordo com uma fonte do Ministério da Defesa do IRAQUE, que presenciou o encontro, SADDAM teria entregado seu testamento a um dos irmãos.
Preocupados com a reação que a execução de SADDAM pode provocar na população iraquiana, os ESTADOS UNIDOS avisaram que suas forças militares no IRAQUE estão preparadas para enfrentar uma eventual onda de violência. “As forças americanas estão obviamente em alto estado de alerta por conta da situação de segurança do momento”, disse um porta-voz do PENTÁGONO.
  71 a. da Batalha de FORNOVO DI TARO, pelas tropas brasileiras, em campos da ITÁLIA, durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, em 28 de abril de 1945.
  71 a. da execução de MUSSOLINI e CLARA PETACCI pelos “partisans”, em 28 de abril de 1945, em DONGO (norte da ITÁLIA), por ordem do Comitê de Liberação da ALTA ITÁLIA. Destituído do poder desde 1943, ele tentava fugir do país disfarçado de soldado alemão quando foi reconhecido por guerrilheiros. Ele e a companheira, CLARA PETACCI, foram alvejados com tiros de metralhadoras. Seus corpos foram pendurados de cabeça para baixo e ficaram expostos em uma praça de MILÃO. Trecho de reportagem da revista TIME: “Uma mulher esvaziou uma pistola do corpo de MUSSOLINI. ‘Cinco tiros’, ela berrou. ‘Cinco tiros pelos meus cinco filhos!’ Mas o ódio de muitos não tinha palavras. Para estes, restava apenas cuspir.”
  71 a. HITLER se casa escondido, em BERLIM, com EVA BRAUN, no dia 28 de abril de 1945.
  69 a. FEDERICO XI sobe ao trono da DINAMARCA no dia 28 de abril de 1947.
  64 a. nasce CARLOS ALBERTO EUGÊNIO APOLINÁRIO em 28 de abril de 1952. Formado em Direito pelas Faculdades Integradas de GUARULHOS, na turma de 1980. Evangélico. Deputado Estadual em 1983/87; 1987/91 e 1991/95. Vice–líder do Governo, em 1987. Constituinte em 1989. Presidente da Assembléia Legislativa (1991/93). Governador interino do Estado, em 1992. Deputado Federal (1995/99). Vice–líder do PMDB na Câmara Federal.  Candidato a vice–prefeito de São Paulo em 1996. Candidato a Deputado Federal em 1998. Vereador na Câmara Municipal de São Paulo (2001/05).
  64 a. entra em vigor o tratado de paz entre ESTADOS UNIDOS e JAPÃO, firmado em setembro de 1951, no dia 28 de abril de 1952.
  52 a. das anotações feitas em 28 de abril de 1964 (terça-feira). ANO 14º - MÊS 10º - DIA 294º - 5 anos e 328 dias na FORÇA PÚBLICA – 235 dias como ASPIRANTE – 222 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
De manhã continuo viajando no horário das 6:14 horas, com o ASPIRANTE NILSON GIRALDI e SOLDADO LEÃO. Em SANTA TEREZINHA tem subido o 2º TENENTE GERSON DE OLIVEIRA.
Durante o expediente no BG tenho uma manhã cheia. Trata-se da apresentação de quarenta soldados ( vinte da 2ª Companhia e vinte da 3ª Companhia) para o 16º BATALHÃO POLICIAL. O BG já mandou vinte para lá a questão de alguns meses; ontem mandou mais uma dezena e hoje vão quarenta. Isso significa dizer que o 16º BP é quase todo formado de elementos do BG. Quando esse batalhão foi construído, formou-se de uma Companhia que era da nossa Unidade.
Parece que agora as companhias irão relacionar trinta soldados para serem transferidos para o 11º Batalhão Policial.
O SARGENTO REGO, meu novo correspondente, vai melhorando aos poucos. Dia 30 do corrente deverão entrar em férias, obrigatoriamente, os SARGENTOS SEVERINO e WÁLTER MACEDO. Isto vai fazer com que a secretaria sofra novo impacto.
O que causou mais surpresa e, ao mesmo tempo, um grande alívio à oficialidade do Batalhão foi o envio do SOLDADO OIRASIL WERNECK para o PRESIDIO MILITAR “ROMÃO GOMES”, como incurso num dos crimes contra a Lei de Segurança Nacional.
Depois de um expediente duro, com serviço até o pescoço, vou almoçar com o 1º TENENTE PLÍNIO VAZ, atual comandante da Companhia de Comando. Esse oficial foi delegado de polícia e andou contando seus casos no interior. Dou aula das 14:30 até 16:30 horas. Compareceram vinte e oito alunos.
Tomo o trem das 18:05 horas. Em casa, passo uma noite sossegada. Na TV assisto: REPÓRTER ESSO – ALMA CIGANA e SHOW DE SORRISOS.    
  51 a. do registro das memórias em 28 de abril de 1965 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 10º - DIA293º - 6 anos e 328 dias na FORÇA PÚBLICA - 340 dias como 2º TENENTE - 587 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Por ser hoje uma quarta-feira, o expediente no SERVIÇO DE FUNDOS também é de manhã. Nestas condições, permaneço de vigília quanto ao pagamento do mês em curso. Apesar de telefonar para aquele SERVIÇO e mandar alguns auxiliares meus saber do pagamento, eis que o CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU, tesoureiro-geral, não acalentou a esperança de que o dinheiro possa sair esta semana. É algo desagradável, pois se não sair até sexta-feira então ficaremos para a semana vindoura, lá pelo dia 4 no mínimo.
Hoje foi uma data em que o MAJOR ALOÍSIO BORGES assistiu de perto ao treinamento para o Juramento à Bandeira, que será levado a efeito no dia 30 do corrente. É um treinamento intensivo que termina bem depois das 10 horas. Isto impede que a oficialidade begeina disputasse uma partida de futebol de salão com os oficiais do Regimento 9 de Julho, motivo pelo qual recebemos a visita do cavalariano ASPIRANTE A OFICIAL SÍLVIO GARCIA.
Preparo uma sabatina para meus alunos da noite (cabos) e o serviço na FIF não apresenta muita coisa. Os sargentos VALÉRIO e MELLO preparam o movimento de caixa de 20 do corrente.
Quem anda desesperado no Batalhão é o CAPITÃO EDUARDO SOPHIA, pois os dias passam e nada de dar sua transferência para a reserva. Isto vai acontecer no posto de TENENTE-CORONEL e ele está perdendo dinheiro enquanto isso não se concretizar.
Na reunião de oficiais temos duas novidades: parece que irá um aspirante a oficial ou 2º tenente para o 15º BP, nestes dias, a fim de passar adido àquele batalhão pelo espaço de 90 dias. A segunda novidade é aquela na qual parece que está sendo cogitado para comandar o BG, o TENENTE-CORONEL CÁLIO DE CAMPOS MONTES. Esta novidade não é bem recebida, pois a fama desse oficial, atual comandante do 8º BP, não é lá nada boa. O BATALHÃO DE GUARDAS não pode ser comandado pelo TENENTE-CORONEL CÁLIO dadas as suas missões específicas, no entanto, nada é impossível na FORÇA PÚBLICA.
Durante a tarde dou aula para os soldados. Estas aulas estão bem fracas com poucos alunos. Todos os cursos da FORÇA PÚBLICA continuam suspensos e as praças estão ressabiadas.
Em meu alojamento na FIF vou descansar durante um bom espaço de tempo para, às 19 horas, dar uma aula de aritmética para os cabos. Já se conhece o nome do oficial que "caguetou" o TENENTE NILSON GIRALDI para o comandante do CFA. Trata-se do 1º TENENTE JOSÉ LUÍS MESQUITA PRADO que, inclusive, foi nosso colega no próprio BATALHÃO DE GUARDAS. Papel baixíssimo o desse tenente que não honra os galões de oficial que usa, um tanto indevidamente. O TENENTE MESQUITA já fez inúmeras façanhas desastrosas na FORÇA PÚBLICA, bem conhecidas de todos e, vilipendiar nomes de colegas seus é ato que só pode causar repugnância. Os cabos estão sabendo de tudo e sabem também o nome do "cagueta". Como sempre frizei, tenho pavor dos "dedos duros". É a pior raça que se conhece. O que se lastima é que o "buchicheiro" de agora é um 1º tenente.
Deixo o BG depois das 21 horas. Chego tarde em casa.
  50 a. do registro dos fatos acontecidos em 28 de abril de 1966 (quinta-feira). ANO 16º - MÊS 10º - DIA 292º - 7 anos e 328 dias na FORÇA PÚBLICA - 705 dias como 2º TENENTE - 23º dia na 3ª Companhia do 10º BP.
Tenho muita coisa por fazer nesta data e, sendo assim, saio de meu lar às 11 horas. Vou inicialmente ao Serviço de Transporte e Manutenção, pois o CAPITÃO CARDAMONNE dissera-me que o jeep de GUARULHOS era para ficar pronto hoje. Acontece que faltam ser colocadas as guarnições das portas, faltam as maçanetas e falta pintar a capota.
No STM converso com o SARGENTO Escr. ROMUALDO. Peço-lhe para pagar o imposto do terreno que tenho em BARUERI, visto este graduado morar naquele município.
Vou, em seguida, ao BATALHÃO DE GUARDAS. Preciso "desenterrar" a documentação referente ao pedido de transferência dos SARGENTOS CICERELI e LOPES, CABO BENEDITO CORREIA e SOLDADO ROMÃO.
O BG ainda permanece em minha mente. Apesar de já ter deixado a Unidade há um tempo razoável, ainda não esqueci os momentos que passei naquele quartel.
Hoje revejo a secretaria que montei em princípios de 1964, completamente nova nesse 1966, com o ASPIRANTE EUSÉBIO à sua testa. O SARGENTO CICERELI, correspondente, arruma os papéis que estou precisando.
Converso com o COMANDANTE3 ANSELMO, CAPITÃO IRAHYBA e, no gabinete do Comandante, cruzo com o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA.
Parto para o Serviço de Intendência. Ali converso com o CAPITÃO TREVISAN, TENENTES SACOGNE e MOACIR DE SIQUEIRA sobre um terno estofado que o primeiro prometeu ao CAPITÃO JAIR.
Ainda vou ao Quartel General. Ali faço chegar às mãos do CAPITÃO PEDRO JACOB TAIAR a relação das praças do BG que vão ser transferidas para a 2ª Companhia Independente em formação. Converso também com o MAJOR ALDO CAMPANHÃ e com o CAPITÃO AURÉLIO MARTINS OLMO sobre a criação da 2ª Companhia Independente.
São quase 15 horas quando vou para GUARULHOS. Faço uma parte da viagem de ônibus com o 2º TENENTE QOAA BRAGA, do Serviço de Subsistência.
Em GUARULHOS, na Companhia, o resto do expediente passa voando. Apenas faço o mapa semanal de instrução. Às 19 horas estou retornando para meu lar.
A viagem de volta sempre é agradável, de GUARULHOS até a PONTE GRANDE. Depois as coisas complicam-se quando tomo o VILA AURORA. Em casa, janto e ainda assisto a televisão durante certas horas.  
  49 a. inaugurado, em MONTREAL, a Exposição Universal, no dia 28 de abril de 1967.
  47 a. da queda de um jeep, dirigido pelo sub-inspetor ALEXANDRE DIB, da GUARDA-CIVIL, nas águas do rio TAMANDUATEÍ, no fim da Rua JORGE MIRANDA e começo da avenida CRUZEIRO DO SUL, em 28 de abril de 1969. O veículo submergiu imediatamente. O balconista LEONILDO JOÃO DA SILVA, que passava pelo local, mergulhou de roupa e tudo, nas águas do rio, e conseguiu arrancar o motorista do veículo. Em seguida, com a vítima nas costas, subiu a barranca do rio e chegou ao leito da pista, no momento em que passava o jeep 259, do DPM, da FORÇA PÚBLICA, conduzido pelo SARGENTO ARAÚJO. ALEXANDRE DIB, ex-pugilista, em estado grave, foi socorrido e levado para o HC. O fato foi registrado no 12º DP, e, segundo informes, é este o décimo veículo que se precipita naquelas águas, em virtude da falta de proteção lateral na ponte que passa sobre o TAMANDUATEÍ.
  47 a. do capotamento de uma viatura da FORÇA PÚBLICA na Estrada de ITAQUERA, perto do JARDIM NOSSA SENHORA DO CARMO, em 28 de abril de 1969. No veículo viajavam quatro milicianos do 2º BATALHÃO, encarregados do policiamento ostensivo na região da CIDADE LÍDER, e dezessete presos. Morreram um soldado e um preso, os outros ocupantes da viatura ficaram feridos, alguns em estado grave. Quem chegou a seguir no local foram o Sargento HILTON DE PAIVA TUPINAMBÁ e alguns comandados, que viajavam em outro carro da FORÇA PÚBLICA, que socorreram os colegas. Faleceu o soldado ÂNDERSON MESSIAS COSTA, que estava prensado entre o painel e o encosto do assento da viatura. Um dos presos, identificado como JUAREZ FELIPE DOS SANTOS, morreu ao dar entrada no Hospital SANTA MARCELINA.    
  46 a. do dia em que a FRANÇA mandou DE GAULLE para casa. “CESSO DE EXERCER MINHAS FUNÇÕES DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Esta decisão será efetiva a partir de 28 de abril ao meio-dia”. Essa declaração foi feita pelo general CHARLES DE GAULLE, na noite de 27 de abril de 1969, logo após saber que havia sido derrotado no plebiscito no qual propusera várias reformas ao povo francês. Ontem, milhares de pessoas percorreram o BAIRRO LATINO DE PARIS, aos gritos de ADEUS, DE GAULLE. A multidão era formada principalmente de jovens, que gritavam também: É O COMEÇO APENAS, PROSSIGAMOS O COMBATE.
  46 a. um marcapasso alimentado por energia nuclear é implantado, pela primeira vez, em um paciente, na FRANÇA, no dia 28 de abril de 1970.
  44 a. da assunção do COMANDO GERAL DA PMESP pelo CORONEL PM THEODORO CABETTE. Foi nomeado para o cargo por decreto de 20 de abril de 1972, publicado no Diário Oficial de 21. Substituiu o CORONEL DO EXÉRCITO BRASILEIRO MÁRIO HUMBERTO GALVÃO CARNEIRO DA CUNHA. CABETTE foi exonerado por decreto de 24 de abril de 1974. Seu sucessor foi o CORONEL DO EXÉRCITO FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO. No dia 3 de abril de 2005, aos 81 anos, veio a falecer o CORONEL CABETTE. Ele nasceu em 5 de maio de 1923. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 10 de março de 1945. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 5 de março de 1948. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 14 de dezembro de 1948; 1º Tenente – 24 de maio de 1953; Capitão – 25 de agosto de 1959; Major – 25 de agosto de 1965; Tenente-Coronel – 19 de maio de 1967; CORONEL – 12 de novembro de 1969. Foi transferido para a reserva em 15 de março de 1975.  
  36 a. das anotações feitas em 28 de abril de 1979: faço mais uma viagem para POÁ neste sábado. Deixo LUCINDA curtindo uma forte gripe e afônica. Na cidade que nasci procuro o MIGUEL COMITRE, mas não o encontro em seu escritório.
Meu irmão CARLOS chega de GUARAPUAVA – PARANÁ. Amanhã haverá eleições para Prefeito em POÁ. São seis os candidatos.
Retorno para GUARULHOS depois das 17 horas.
Encerro a leitura de “O JULGAMENTO DO MARECHAL PÉTAIN”. Começo a ler BENEDICTO LUZ E SILVA – ‘O CÃÕ’ ‘ALÉM DAS RUINAS’.
Acordo entre ESTADOS UNIDOS e UNIÃO SOVIÉTICA sobre limitação de armas estratégicas.
As eleições em SÃO PAULO, alguns municípios escolherão seus prefeitos amanhã.
Saiu o novo Salário Mínimo: CR$2.268,00.
LUCINDA está adoentada, mas mesmo assim se preocupa com a MARLENE e sua sobrinha SÔNIA. Elas vão a um baile.
Começo a ler “O SEGREDO DE FLORENCE”, de MAURICE LEBLANC.
  34 a. nasce a atriz JÉSSICA MARIE ALBA em 28 de abril de 1981, em POMONA, nos EUA. Começou sua carreira com comerciais de TV, mas despontou para a fama em 2000, com o seriado”DARK ANGEL. Foi a Mulher Invisível de “O QUARTETO FANTÁSTICO” e NANCY, em “SIN CITY”.
  30 a. falece o tio da LUCINDA, Senhor OSCAR, pai de sua prima MARLENE, (já falecida também), em 28 de abril de 1985.
  30 a. da estréia da novela SINHÁ MOÇA, em 28 de abril de 1986. LUCÉLIA SANTOS interpretava SINHÁ e MARCOS PAULO fazia o papel de RODOLFO. Escrita por BENEDITO RUY BARBOSA, retratava a realidade de um século atrás – a vida em ARARUNA, pequena cidade do interior paulista, em 1886, dois anos antes da promulgação da LEI ÁUREA. Filha do CORONEL FERREIRA (RUBENS DE FALCO), o escravocrata BARÃO DE ARARUNA, SINHÁ MOÇA se apaixona pelo abolicionista RODOLFO. Juntos, eles invadem as senzalas à noite e libertam os negros. RAYMUNDO DE SOUZA vivia RAFAEL, filho do BARÃO com uma escrava, que, depois de alforriado, adota o nome de DIMAS e volta à cidade para uma vingança. A novela marcou a estréia de LUCIANA BRAGA na GLOBO. Ela era a bela JULIANA, que vivia uma paixão por DIMAS. No elenco estavam ainda PATRÍCIA PILLAR (que interpretou o papel de ANA DO VÉU), SELTON MELLO (viveu o papel de DIMAS), MILTON GONÇALVES, CHICA XAVIER e MAURO MENDONÇA, entre outros. Em 2006, a segunda versão de SINHÁ MOÇA tem DÉBORA FALABELLA no papel de SINHÁ MOÇA e DANTON MELLO como RODOLFO.
  29 a. da promoção a CORONEL: JULIJANDIR CORRÊA, UBIRAJARA PISANI, MOACIR ALVARENGA DE OLIVEIRA, HAMILTON DA SILVA CORRÊA e MOACIR CÂNDIDO DA SILVA, em 28 de abril de 1987. Outras anotações nessa data: acompanho o TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES até o CPM. Ali encontramos o CORONEL PM FRANCISCO TEIXEIRA e vamos todos para o QCG entregar os ofícios de convite da Solenidade de Aniversário do 2º BPChq ao Comandante Geral e Chefe do Estado Maior. Não os encontramos e os convites ficam com os capitães assistentes.
Acompanhamos o CORONEL PM TEIXEIRA de retorno ao Comando de Policiamento Metropolitano. O Diário Oficial de hoje publica cinco promoções de TENENTES-CORONÉIS ao posto de Coronel. Vamos à 4ª Seção EM. O TENENTE-CORONEL PM MENDES propõe ao TENENTE-CORONEL PM ASSUMPÇÃO, Chefe dessa Seção, que o carro GOL, entregue pelo CORONEL PM CRISCIBENE, fique comigo, já que a atual viatura que me serve está bem ruinzinha.
Com a chegada do CORONEL PM CORREIA LEITE, conversamos com ele sobre a festa do Batalhão. Diz ele que o MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO deixará o 2º BPChq e, em seu lugar, irá o MAJOR PM DÁRCIO FERNANDES. O RENATO irá para o CPA/M-1.
Pouco tempo permaneço no Batalhão. Recebo o telefonema de INEZITA BARROSO acerca da festa de 7 de maio, onde ela cantará a CANÇÃO DOS EXPEDICIONÁRIOS.
Ainda com o TENENTE-CORONEL PM MENDES, nesta tarde, colhemos a assinatura do Comandante Geral no Convite sobre a Festa para o Secretário da Segurança Pública. Em seguida vamos à SSP. Ali convidamos os coronéis DURVAL, CALCIOLARI, JOSÉ BRAGA e FABBRI, além do Secretário. Terminada essa parte retornamos ao choque já às 18 horas. Recebo o volks 78, agora na cor cinza. Retorno a GUARULHOS guiando-o.
Na televisão vimos muita coisa sobre a escolha de LUIZ CARLOS BRESSER PEREIRA para ser o sucessor de DILSON FUNARO no Ministério da Fazenda.
  28 a. da morte de RAUL CENDIC, líder dos TUPAMAROS, no URUGUAI, no dia 28 de abril de 1988.
  28 a. AGOP AGOPIAN, ex-chefe do exército secreto armênio, é assassinado a tiros em um bairro de ATENAS, em 28 de abril de 1988.
  26 a. do suicídio do BICAMPEÃO brasileiro e sul-americano de Judô: RICARDO SAMPAIO CARDOSO, em 28 de abril de 1990.
  25 a. falecimento do artista plástico FRANCIS BACON, aos 82 anos, vítima de um ataque cardíaco em um hospital de MADRI, em 28 de abril de 1991. BACON sofria de artrite e estava na casa de um amigo, na ESPANHA. 
  24 a. do desastre de avião que matou toda a seleção de futebol do ZÂMBIA, em 28 de abril de 1992.
  24 a. da aprovação pela Assembléia Legislativa, mediante proposta do Governo do Estado de SÃO PAULO, da criação da COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS (CPTM), integrando os serviços prestados pela FEPASA e CBTU, no dia 28 de abril de 1992.
  24 a. guerra civil no AFEGANISTÃO chega ao fim, com a entrega do governo comunista a SIBGATULAH MUYADEDI, em 28 de abril de 1992.
  24 a. morre OLIVIER MESSIAEN, compositor francês, em 28 de abril de 1992.
  22 a. da absolvição do deputado RICARDO FIÚZA, um dos principais envolvidos na CPI DO ORÇAMENTO, em 28 de abril de 1994. Isto foi graças a um acordo articulado em plenário pelo líder do PFL, deputado LUÍS EDUARDO MAGALHÃES, com parlamentares do PMDB e PPR. Nos dois dias de julgamento, LUÍS EDUARDO conseguiu o apoio dos principais nomes dos dois partidos, a FIÚZA, de forma a influenciar no resultado do julgamento.
  22 a. morre RAFAEL RABELLO, músico brasileiro, em 28 de abril de 1994.
  21 a. do massacre em PORT ARTHUR, na TASMÂNIA, uma ilha da AUSTRÁLIA. Um débil mental, MARTIN BRYANT, matou trinta e cinco pessoas e feriu outras nove, no dia 28 de abril de 1995.
  21 a. aproximadamente 2 mil pessoas morrem em um terremoto em NEFTEGORSK (ilha russa), em 28 de abril de 1995.
  19 a. Notícias anotadas nesta data: nesta segunda-feira, na AORPM, conversamos sobre vários assuntos importantes que incendeiam esta semana. Um desses assuntos diz respeito à privatização da COMPANHIA DO VALE DO RIO DOCE, cujo leilão de amanhã está, por enquanto, suspenso, por força de uma enxurrada de liminares. O governo tenta derrubar essas medidas. Diante da Bolsa de Valores do RIO há manifestações de representantes do PT, PDT, do PC do B, do PCD, da CUT, e de entidades estudantis como a UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE).
Na Polícia Civil pede demissão o Delegado Geral, ANTÔNIO CARLOS DE CASTRO MACHADO. Outra baixa acontece na Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), onde o CORONEL PM Res JOSÉ VICENTE DA SILVA também pediu para sair, não concordando com a emenda constitucional que limita as atribuições da PM. Oficiais subalternos (tenentes e capitães) criticam nos quartéis essa emenda constitucional.
PASSOS e ALZENIR vão ao MAPPIN fazer uma palestra e abordarão esse momentoso assunto. Entrego a eles um relatório de minhas anotações até o presente momento, bem como recortes de jornais.
No MMDC confirmo com o TENENTE-CORONEL PM CAPELÃO JOÃO VILLANO o horário de uma missa no Monumento Mausoléu em 23 de maio por intenção das almas dos jovens que pereceram em 1932 na Praça da República quando faziam uma manifestação em prol da reconstitucionalização do país. Converso, por telefone, com o Chefe de Gabinete do Comandante Geral, CORONEL PM SERAU, sobre a data de reunião do Conselho Supremo do MMDC. Não há clima para isso. A PM atravessa violenta crise e o CORONEL PM CLAUDIONOR LISBOA, Cmt Geral, não tem condições de marcar a data para a reunião do Conselho. Também mantenho um contato telefônico com o CORONEL PM GUIMARÃES e ele conta que todos os coronéis estão tensos. Precisamos aguardar alguns dias para pensar no MMDC. Os coronéis já declararam o Secretário da Segurança Pública, JOSÉ AFFONSO DA SILVA, como inimigo público número 1 da Corporação.
Em casa, lá pelas 18:30 horas, telefono para minha mãe a fim de combinarmos uma viagem a POÁ, pois amanhã será rezada a missa de sétimo dia por intenção da alma de TIA ANTONIETA MARIA DA FONSECA. Conta ela uma agressão sofrida pela ROSELI na semana passada. Foi agredida pelo seu irmão NECO, viciado em drogas. Meu primo CIDO e sua mulher MALU estavam presentes. O CIDO está com problemas, uma costela quebrada, e a MALU internar-se-á amanhã no Hospital das Clínicas para ser operada de três tumores malignos. Essas coisas deixam minha mãe bastante preocupada.
Continuo lendo ZÍBIA GASPARETTO – SEM MEDO DE VIVER.
  18 a. das anotações realizadas em 28 de abril de 1998: manhã fria nesta terça-feira. Embarco no ônibus ARMÊNIA e levo tempo para chegar nessa estação do metrô. Na madrugada houve greve parcial dos metroviários e dos motoristas de ônibus. Isso causa 128 km de congestionamento. Já na PRAÇA DA SÉ, ouço carros de sons convidando o povo para uma manifestação contra PITTA, num ato público que acontecerá à tarde, defronte a Câmara Municipal.
Já na AORPM, fico sabendo que PASSOS está fazendo uma palestra no PAS. NILDO acompanha-o, As operações “CRUZEIRO-SÃO PAULO” e “RP” têm transcorridas de forma normal. Não vejo o CORONEL CANAVÓ. Mantenho contato com a Secretaria da Cultura quanto à verba de trinta mil reais que o MMDC poderá receber do governo. Acho difícil sair esse dinheiro, mas iremos tentar. O Senhor MANUEL DIAS DE OLIVEIRA, tal como ontem, vem ao MMDC. Suas conversas são esparsas, repetitivas e sem nexo. Atrapalha bastante o nosso trabalho. Quer manter contato com o CORONEL PM GUIMARÃES, de qualquer jeito. Escurece no centro da cidade. Às 15:30 horas estou embarcando no metrô. No EXPRESSO COCAIA retorno a GUARULHOS.
O cantor sertanejo LEANDRO embarca hoje à noite para os ESTADOS UNIDOS. Irá fazer exames complementares sobre o tumor que foi constatado entre o pulmão esquerdo e o coração. LEANDRO ficará em BALTIMORE. O pastor VALDIR NUNES BICEGO, de 58 anos, foi executado por dois motoqueiros na porta de sua casa, no ALTO DA MÓOCA.
O DIÁRIO OFICIAL de hoje publica a transferência para a reserva do CORONEL PM JOÃO PAULO CORRÊA. Estava ele lotado no Estado Maior Especial da Corporação. 
  17 a. da reunião do CONSELHO SUPREMO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32- MMDC, onde foi eleito para o triênio 9 de JULHO de 1999 a 9 de JULHO 2002 o veterano do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32 GERALDO FARIA MARCONDES. Posteriormente, o Sr. MARCONDES renunciou a presidência, em abril de 2001, tendo sido realizada nova eleição, pois também renunciou o vice, Cel. MELO ARAÚJO. Para o mandato “tampão” foram eleitos o Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA para a presidência e Cel. GUIMARÃES para vice. Em 2002, novas eleições foram realizadas, a 2 de abril. O Sr. MARCONDES, candidato único à presidência, foi eleito por aclamação, tendo como vice o Cel. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Assumiram seus cargos em 9 DE JULHO DE 2002. Por divergências entre o Sr. MARCONDES e o seu vice, o Cel. PAULO TENÓRIO renunciou ao cargo. Para ocupar o cargo de vice-presidente, o Sr MARCONDES escolheu o CORONEL ANTÔNIO CARLOS MENDES, nome homologado pelo CONSELHO SUPREMO em reunião de 29 de agosto de 2003. No dia 13 de julho de 2004, o vice, CORONEL MENDES demitiu-se por problemas internos. Na data de 27 de abril de 2005, em ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL, foram escolhidos os novos dirigentes da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para o biênio 2005/2007, e a posse realizada em 7 de julho de 2005: CAPITÃO EB R/R GINO STRUFFALDI para o cargo de presidente da Diretoria Executiva; CORONEL PM Reserva JAIRO PAES DE LIRA para o cargo de presidente do CONSELHO DELIBERATIVO e CORONEL PM Reserva RENALDO ALVES DA SILVA para a presidência do CONSELHO FISCAL. No dia 30 de abril de 2007 foi realizada uma nova Assembléia Geral Eleitoral para aclamar os nomes para o biênio 2007/2009, com a posse marcada para 7 de julho de 2007: GINO STRUFFALDI para a Presidência da Diretoria Executiva; CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA para a Presidência do Conselho Deliberativo e FERNANDO LOPES DAVID para a Presidência do Conselho Fiscal. GERALDO FARIA MARCONDES falece em 25 de julho de 2008. Esses presidentes – GINO, JAIRO e DAVID foram reeleitos em abril de 2009 para o biênio 7 de julho de 2009 a 7 de julho de 1011. No dia 29 de abril de 2011 são eleitos, por aclamação, o CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA para a Presidência da Diretoria Executiva, conservando o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA na Presidência do Conselho Deliberativo e FERNANDO LOPES DAVID na Presidência do Conselho Fiscal para o biênio 7 de julho de 2011 a 7 de julho de 2013. Em 30 de abril de 2013 todos os presidentes são reeleitos por aclamação (não havia outros candidatos) para o biênio 7 de julho de 2013 a 7 de julho de 2015.  
 16 a. falece PENÉLOPE FITZGERALD, escritora inglesa que começou a escrever aos 60 anos para vencer o prêmio literário de maior prestígio no REINO UNIDO, o BOOKER PRIZE, em 28 de abril de 2000. Outras anotações nesta quarta-feira: hoje será a data da reunião do CONSELHO SUPREMO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, às 15 horas, no Salão de Conferências do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Decidir-se-á o destino do MMDC para o triênio 9 de julho de 1999 – 9 de julho de 2002. Com isso, o MMDC vai afastando o CORONEL ARY CANAVÓ, que tanto desserviço prestou à Sociedade com as suas idéias malucas, querendo derrubar o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Às 7:30 horas estou no Centro Odontológico. O 1º TENENTE PM Dent SESMA trata de um canino, cuja prótese teima em se soltar. Agora teremos um retorno para 26 de maio, após tratar do canal de um dente em 20 de maio. Passo pelo 2º BPChq. Converso com o CAPITÃO PM MERLO a respeito da solenidade do 65º Aniversário da Unidade, em 7 de maio, às 16 horas. Ele irá mandar alguém buscar o diploma de outorga da Medalha MMDC, já assinado pelo CORONEL CANAVÓ e pelo CORONEL PM GUIMARÃES, Secretário do Conselho das Medalhas.
Vou cedo para o QUARTEL DO COMANDO GERAL da PMESP. Tinha combinado um encontro com o Senhor GERALDO FARIA MARCONDES, às 14 horas. Acontece que sou o primeiro a chegar e, em seguida, aparece a REGINA CELENTANO, ainda na condição de conselheira sob liminar judicial. Fala dos cinco processos que correm contra o CORONEL CANAVÓ. Com a chegada do senhor MARCONDES, reúno-me com ele e com o CORONEL PM MELO ARAÚJO, candidatos a presidente e vice-presidente do MMDC para estudarmos os nomes dos conselheiros que irão compor a Comissão de Sindicância e o Conselho Fiscal.
Aos poucos vão chegando os demais conselheiros, perfazendo o número de vinte e seis. Somos surpreendidos com a chegada do CORONEL CANAVÓ trazendo uma tropa “alienígena” que ainda vai teimar em transformá-la em conselheira da Sociedade: EMENDÁBILE, neto do GALILEO EMENDÁBILE,  perito NICANOR, SALLES e, CARRARO. Vai presidir a reunião o CORONEL PM LEMES, vice-presidente do Conselho Supremo. A mesa é formada pelo Ministro GUÁLTER GODINHO, CORONEL PM GUIMARÃES (secretário), CORONEL ARY CANAVÓ e o Secretário Estadual MASSARANI. Surpreendentemente, o CORONEL CANAVÓ anuncia sua candidatura à reeleição. Explica os motivos e indica seu vice, CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES que, até aquele momento, nada sabia dos planos canavolescos.
REGINA CELENTANO pede a palavra e desanca toda sua raiva e ressentimento em cima do seu antigo amante. Fala dos cinco processos que está respondendo e enxovalha mais ainda o CORONEL CANAVÓ ao apontar seus problemas políticos. Rebate as palavras de REGINA o advogado CARRARO, que acha de falar em nome do acovardado CANAVÓ. Segue-se uma série de baixarias, criando um ambiente hostil.
O CORONEL PM LEMES, com argúcia, inteligência e elegância, conduz a reunião no sentido de não permitir as nomeações dos Conselheiros propostas por CANAVÓ. Senhor GERALDO FARIA MARCONDES faz um discurso inflamado, com muita propriedade, deixando com subtileza que se realize a eleição. Os “alienígenas” do CANAVÓ são colocados no fundo do Salão e os conselheiros nas cadeiras da frente. A eleição é secreta com os votos sendo dados às Chapas 1 – CORONEL CANAVÓ e 2 – Senhor GERALDO FARIA MARCONDES.
Realizada a eleição, são apurados os votos: CHAPA 1 – 03, CHAPA 2 – 22, com um voto anulado. A derrota do CANAVÓ é fragorosa. Ele cumprimenta os eleitos e vai se sentar junto aos “alienígenas”. São nomeados os conselheiros que irão compor o Conselho Fiscal e a Comissão de Sindicância. O presidente do Conselho Fiscal será o ministro GUÁLTER GODINHO e o Presidente da Comissão de Sindicância o CORONEL PM GUIMARÃES.
São 18 horas quando vamos deixando o QCG. Converso com quase todos os conselheiros, em particular com o CORONEL PM MENDES, AFIF CHACUR, Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, querendo saber deles se devo continuar sendo Secretário do MMDC nesse tempo em que o CORONEL CANAVÓ ainda tem como presidente, já que a posse será em 9 de julho.
CANAVÓ foi deselegante, estúpido até, ao anunciar sua candidatura na última hora. A derrota que teve dá bem para aquilatar que ninguém o quer no MMDC. Os votos obtidos foram dele próprio, do CORONEL PM TENÓRIO e, por uma ironia do senhor GERALDO FARIA MARCONDES, que votou nele dizendo ser o “voto de misericórdia”. Ficou muito feio para o CANAVÓ o caso criado nessa reunião.
Vou embarcar no EXPRESSO COCAIA, na ARMÊNIA.
O BRASIL jogou hoje contra o BARCELONA, na ESPANHA, na festa dos 100 anos do clube. RONALDINHO foi o destaque no empate de 2 a 2. Ele marcou o primeiro gol, driblando até o goleiro, e deu o passe para o segundo, uma bomba de fora da área de RIVALDO. Porém, o goleiro ROGÉRIO CENI afundou a seleção. Ele falhou nos dois gols, soltando bolas fáceis que resultaram nos gols de LUÍS HENRIQUE e COCU.
Numa partida dramática, o PALMEIRAS bateu o VITÓRIA por 3 a 2 e garantiu a classificação para as quartas-de-final da COPA DO BRASIL. O SÃO PAULO caiu fora da COPA DO BRASIL com a derrota por 3 a 1 para o BOTAFOGO, no MARACANÃ. Os cariocas agora vão enfrentar o ATLÉTICO PARANAENSE, que garantiu a vaga ao empatar em 2 a 2 com a LUSA.
O PM SIDNEI HONÓRIO DOS SANTOS, de 23 anos, foi executado por bandidos em GUARULHOS. Eles sacaram dinheiro de sua conta, queimaram seu carro e levaram uma motocicleta que ele deu na esperança de continuar vivo. Uma garota que estava na companhia do PM também foi baleada, mas sobreviveu.
Ainda nesta noite, o senhor GERALDO FARIA MARCONDES me telefona para saber da reação após a eleição. Faço ver a ele que ainda não sei de continuarei secretário nesse final da presidência do CORONEL CANAVÓ. Tudo vai depender do que acontecer amanhã.          

ACONTECEU EM 28 DE ABRIL DE 2001 : -   SÁBADO
A partir das 8 horas, assisto o treino oficial no Circuito de MONTMELÔ, na CATALUNHA, que estabelece o “grid” de largada para o GP da ESPANHA. MICHAL SCHUMACHER consegue mais uma POLE POSITION na Fórmula 1.
É a oitava pole em 9 corridas. O segundo é MIKA HAKKINEN; terceiro, DAVID COUTHARD; quarto, RUBENS BARRICHELLO; quinto, RALF SCHUMACHER; sexto, JARNO TRULLI.
Está retornando à Fórmula 1 o espanhol PEDRO DE LA ROSA.

Decide-se o Campeonato Paulista. A PONTE PRETA vence o RIO BRANCO, em AMERICANA por 2 a 1 e fica com a primeira colocação da primeira fase da competição. O BOTAFOGO derrota a PORTUGUESA no CANINDÉ pelo placar de 1 a 0 e consegue a quarta colocação. Teremos então: PONTE PRETA x BOTAFOGO e CORINTHIANS x SANTOS nos confrontos finais do PAULISTÃO. Outros resultados: SÃO CAETANO 5 x UNIÃO BARBARENSE 0; MOGI MIRIM 1 x SANTOS 5; GUARANI 0 x PORTUGUESA SANTISTA 0 (na decisão por pênaltis o GUARANI faz 3 a 1); INTERNACIONAL 2 x MATONENSE 0.    

O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, acompanhado de seus colegas do CONJUNTO MUSICAL, vão para a cidade de PIRACAIA, a fim de participarem da 3a. GRANDE QUERMESSE DO LAR SÃO VICENTE DE PAULO, com a CARAVANA "GUARU -FEST-SHOW", nos dias 28 e 29 de abril. A  quermesse continuará  até 1o. de maio.

Um incêndio em depósito de sucata atinge sete casas vizinhas no SACOMÃ, zona sul da capital. A fumaça prejudica a visibilidade na VIA ANCHIETA, que tem o tráfego interrompido. As chamas chegam a dez metros de altura. Congestionamento de cinco quilômetros na ANCHIETA.

Na madrugada, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, três pessoas morreram numa chacina num bar.

FALECEU O ARTISTA PLÁSTICO CARLOS SCLIAR, aos 80 anos, no RIO. Sofria de diabetes, hipertensão e estava internado há 12 dias com problemas hepáticos. Morreu vítima da falência múltipla dos órgãos. Nasceu em SANTA MARIA (RS) em 1920. Foi pintor-amador da exposição CENTENÁRIO FARROUPILHA, em 1935, e fez a primeira mostra individual de pintura em 1940. Trabalhou como consultor plástico do filme ORFEU DA CONCEIÇÃO, a convite de VINÍCIUS DE MORAES, em 1956. Foi diretor de arte da revista SENHOR. Só a partir de 1960 SCLIAR conseguiu viver exclusivamente de sua arte, que mescla gravuras, colagens e pintura em vinil sobre tela.

TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA : -
TENENTE-CORONEL PM DENTISTA JOSÉ JAUPERY LOPES DA SILVA. Nasceu em 22 de janeiro de 1947. Ingressou na POLÍCIA MILITAR como 2o. tenente estagiário dentista em 18 de julho de 1970. Promoções:- 1o. tenente em 24 de maio de 1971; capitão em 15 de dezembro de 1985; major em 25 de agosto de 1991; tenente-coronel em 25 de agosto de 1998.

A GLOBO APRESENTA O FILME "CÉU AZUL", onde numa base de experiências nucleares, secreta, uma volúvel esposa de um major tem um caso com um tenente-coronel. Os filhos de ambos presenciam um colóquio amoroso entre os amantes e isso acarreta na agressão do major contra o tenente-coronel. Para se livrar da corte marcial, o major é internado num hospital para doentes mentais. Sua mulher, arrependida, tenta tirá-lo do hospital, usando todas as maneiras possíveis.

FALECEU A PINTORA PRIMITIVISTA ELISA MARTINS, aos 88 anos, de problemas respiratórios, no RIO. Suas telas retratavam temas tipicamente brasileiros, como festas populares e o cotidiano das cidades do interior. Nascida em TERESINA, no PIAUÍ, foi descoberta pelo artista IVAN SERPA e participou do grupo FRENTE, integrado por nomes de vanguarda como HÉLIO OITICICA e LYGIA PAPE.    

Os engenheiros da NASA avançaram hoje, lentamente, no conserto da estação para onde vai a nave com DENNIS TITO. O milionário embarcou pela manhã no foguete russo SOYUZ, junto com dois astronautas daquele país. A NASA espera que os computadores funcionem normalmente quando o ônibus espacial americano ENDEAVOUR deve se separar da estação para que a SOYUZ entre.


Nesta manhã caiu um avião CESSNA, em ROQUE PÉREZ, a 200 quilômetros de BUENOS AIRES. Morreram dez pessoas. Entre as vítimas estava o empresário AGOSTINO ROCCA, presidente da TECHINT, um dos maiores grupos financeiros da ARGENTINA.

Assisto na BANDEIRANTES o CINE SINISTRO com o filme CARNOSSAURO II. Cientistas conseguem reproduzir dinossauros através da genética. Ferozes, passam a destruir seres humanos.

2 002  :  -   DOMINGO
SCHUMACHER PASSEIA NO GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA UM DA ESPANHA. Assisto mais essa vitória do alemão, a partir das 9 horas. Sai na frente e, em nenhum momento da prova, foi ameaçado por adversários. RUBENS BARRICHELLO, seu companheiro da FERRARI, não foi feliz. Na partida, não entrou a primeira marcha e foi obrigado a desistir. Com isso, SCHUMACHER ganhou o quinto GP da temporada e chegou à 57 ª vitória de sua estupenda carreira. O segundo lugar ficou para o colombiano JUÁN PABLO MONTOYA, seguido pelo escocês DAVID COULTHARD. Na quarta colocação ficou NICK HEIDFELD e o brasileiro FELIPE MASSA comemorou muito a sua quinta colocação. Chegou em sexto HEINZ-HARALD FRENTZEN.

Na tarde, o CORINTHIANS levou um susto no primeiro tempo com o gol do SÃO CAETANO, marcado por BRANDÃO. Conseguiu virar o jogo para 3 a 1, classificando-se para a decisão do TORNEIO RIO-SÃO PAULO. LEANDRO, depois de 13 jogos sem marcar, fez os dois primeiros e ROGÉRIO fechou o placar. Com a vitória, o TIMÃO se credencia para conquistar tudo neste semestre. Só o SÃO PAULO tem a mesma chance entre os paulistas. Nos próximos 13 dias, o CORINTHIANS vai enfrentar o TRICOLOR três vezes seguidas: duas pela final do RIO-SÃO PAULO e uma pela semifinal da COPA DO BRASIL.

O pediatra RINALDO DE LAMARE, 92 anos, autor do best-seller “A VIDA DO BEBÊ” faleceu neste domingo, vítima de insuficiência respiratória. Está sendo velado em sua casa e será sepultado amanhã no cemitério SÃO JOÃO BATISTA. Seu livro vendeu 6,5 milhões de cópias em 41 edições, orientando os país sobre como lidar com seus bebês, durante e nos primeiros anos depois da gestação. O livro influenciou pelo menos 15 milhões de pessoas. Em 2001, ele sofreu um derrame, logo após acompanhar a última revisão de seu livro. DE LAMARE se formou na Faculdade Nacional de Medicina, que hoje faz parte da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Em sua longa carreira de pediatra, atendeu pacientes ilustres, incluindo os netos dos presidentes EPITÁCIO PESSOA, ARTHUR BERNARDES, CASTELLO BRANCO e GARRASTAZU MÉDICI. Ele também atendeu o filho do pintor CÂNDIDO PORTINARI, JOÃO PORTINARI, atualmente com 52 anos, que sofria de falta de apetite.
A primeira edição de “A VIDA DO BEBÊ” saiu em 1941.

POLÍCIA ACUSA PROFESSOR DE ABUSO CONTRA MENORES:-
JOÃO BATISTA LISBOA, 39 anos, foi denunciado à polícia há 15 dias, depois que os pais de quatro alunos descobriram que os filhos, entre 11 e 13 anos, haviam sofrido abusos sexuais. LISBOA era o treinador de futebol no Centro Desportivo Municipal do PARQUE SÃO LUCAS, na zona leste. Segundo relato de um dos menores, ele e colegas eram molestados “sob ameaças de morte” pelo professor, que em troca lhes dava roupas, tênis, chuteiras. Uma das vítimas gravou telefonema de LISBOA, em que este admite ter cometido abuso, mas “só” contra o interlocutor. Informado das queixas à polícia, LISBOA fugiu. Foi capturado na última sexta-feira, dia 26 de abril, e cumpre prisão temporária de quinze dias.

O atacante brasileiro JARDEL conquistou o título pelo SPORTING, tornando-se o herói da campanha deste ano. JARDEL já havia garantido quatro temporadas de vitórias para o PORTO, com seus gols. Fez 40 dos 72 gols do SPORTING. 

O gabinete israelense aprovou hoje a proposta do presidente americano GEORGE W. BUSH, para levantar o cerco militar ao QG do líder palestino, YASSER ARAFAT, em RAMALLAH, e permitir que ele tenha livre circulação entre a CISJORDÂNIA e GAZA. ISRAEL não aceitou a sugestão de BUSH de permitir à ONU investigar as acusações de ter cometido atrocidades em JENIN. Em troca de sua libertação, ARAFAT terá de entregar seis palestinos suspeitos do assassinato do ministro do TURISMO israelense para a custódia de guardas americanos e britânicos. ARAFAT aceitou o acordo mas também impôs uma condição: o fim do cerco à BASÍLICA DA NATIVIDADE, em BELÉM, que amanhã completará um mês.  

MORREU na ESPANHA, aos 81 anos, de insuficiência cardíaca, um dos maiores colecionadores de arte do mundo, o barão HANS HEINRICK THISSEN-BORNEMISZA. Ele estava em casa, na companhia da quinta esposa, a ex-Miss Espanha, CARMEN CERVERA. Uma de suas aquisições mais famosas foi MATA NUA, de GAUGUIN (pagou 24 milhões e quatrocentos mil dólares, em 1989). Em 1993, o barão THYSSEN, holandês de origem húngaro-alemã, entrou em acordo com o governo espanhol para criar o MUSEU THYSSEN-BORNEMISZA, vizinho ao MUSEU DO PRADO, com um acervo de 695 obras.

O GENERAL ALEXANDER LEBED, ex-candidato à presidência da RÚSSIA e governador de KRASNOYARSK (território dentro da SIBÉRIA), faleceu hoje em um acidente de helicóptero na cidade de ABAKAN, depois que a aeronave se chocou contra cabos de uma linha de transmissão de eletricidade. O mau tempo e a nebulosidade teriam dificultado a visão do piloto. LEBED se tornou conhecido por ter negociado um acordo de paz que levou ao fim da guerra da CHECHÊNIA, entre 1994 e 1996. Candidato à presidência em 1996, obteve o terceiro lugar contra BÓRIS YELTSIN, e elegeu-se governador em 1998. No acidente, morreram 19 pessoas, entre os quais o vice-governador de KRASNOYARSK, NADEZHDA KOLBA.

O aniversário de 65 anos do presidente iraquiano SADDAM HUSSEIN foi comemorado com muita festa nas ruas da capital BAGDÁ. Mais de três milhões de iraquianos marcharam pelas ruas da cidade demonstrando apoio a SADDAM. Durante a manifestação, os iraquianos gritaram palavras de repúdio a ISRAEL e aos EUA, o grande inimigo de SADDAM.

Dois dias depois do massacre ocorrido na escola alemã GUTENBERG, onde um estudante matou 16 pessoas, alunos e professores, e se suicidou em seguida, os alemães continuam depositando flores no local em homenagem às vítimas. O massacre trouxe de volta ao país a discussão sobre a necessidade de se criar leis rigorosas de controle de armas na ALEMANHA, que tem 20 milhões de armas legalizadas e, segundo estimativa da polícia, o dobro de armas ilegais.
 
Foi preso em CHICAGO o americano de origem síria, ENAAM ARNAUOT, de 39 anos, chefe de uma organização muçulmana, acusado de manter relações com o líder da rede AL QAEDA, OSAMA BIN LADEN. ARNAUOT dirige a FUNDAÇÃO INTERNACIONAL DE BENEVOLÊNCIA e é acusado de mentir sobre ligações com o terrorismo.

ASSISTO NA BANDEIRANTES um filme de 1947, dirigido por OTTO PREMINGER, com LINDA DARNELL, CORNEL WILDE, RICHARD GREENE, GEORGE SANDERS e JÉSSICA TANDY -  ENTRE O AMOR E O PECADO. Apesar de viver em ambiente pobre, jovem deseja ascender socialmente, colecionando maridos, amantes e até um caso com o rei CHARLES. Apresenta, para a época, um elenco de primeira linha e vai trazer à recordação um dos mais belos filmes que assisti na minha adolescência.

2 003   :   -    SEGUNDA-FEIRA
Vamos hoje para SÃO PAULO sabendo que as tarefas da segunda-feira são grandes. Começamos com o MMDS, onde vemos que as aulas do final de mês são bem fracas, quase inexistentes. Depois, após passar ligeiramente pela Sociedade, aonde encontramos o CORONEL MENDES, vamos para a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, onde participamos da 30ª reunião do CONSELHO CÍVICO-CULTURAL. Com a ausência de ROBERTO MATEUS ORDINE, assume a presidência interina ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO. Estão presentes: o secretário VIVIANO FERRANTINI, DANIELLA FERRAZ, professora EDIMARA DE LIMA RODRIGUES COELHO, GAETANO BRANCATI LUIGI, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, LUIZ EDUARDO CORRÊA DIAS, GENERAL OSWALDO MUNIZ OLIVA, CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES e ROBERTO PEREIRA DE CAMPOS VERGUEIRO NETO. Começamos a reunião com a apresentação de oito minutos do documentário TRINCHEIRAS: ENTRE O CÉU E OS SONHOS, com vários depoimentos de ex-combatentes de 32. Doutor LAURO ESCOBAR manifesta-se favorável ao trabalho do grupo TELA EM TRANSE e elogia o WILLIAM HINESTROSA, editor do documentário. A professora EDIMARA pretende divulgar o trabalho nas escolas. O GENERAL OLIVA, que esteve viajando ultimamente, traz na sua bagagem um fabuloso aprendizado do que vai pelo mundo político internacional e, no campo da segurança, expõe os principais pontos elencados pelos EUA na sua política intervencionista. Há claros interesses dos EUA em nosso País e o GENERAL OLIVA diz quais são os principais. Essa reunião é demorada e vai terminar depois das 17 horas. Ainda com o Cel. MENDES, retornamos à SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Dona CÉLIA está desesperada porque o Sr. MARCONDES exige a confeçção de uma carta que ele pretende entregar para certas pessoas, amanhã, pedindo dinheiro para a Sociedade. Outra situação é a de que o CAIO ALFAYA quer falar urgentemente comigo. Dito a tal carta que o Sr. MARCONDES quer e converso, via fone, com o CAIO. Ele está organizando a pauta para a reunião do CONSELHO SUPREMO de quarta-feira.
Com VICTÓRIO e AMÉRICO vou fazer um certo descanso para, em seguida, de metrô, ir até o CINESESC, na Rua AUGUSTA, a fim de assistir o lançamento de TRINCHEIRAS: ENTRE O CÉU E OS SONHOS. AMÉRICO vai comigo. No local, conversamos com o diretor do documentário, CUSTÓDIO GUIMARÃES; com os produtores AFONSO BERNARDE e WILLIAM HINESTROSA; com os entrevistadores ANTÔNIO FERRARI, GABY LOAYZA e ROGÉRIO DE ANDREADE. Ali, vamos encontrar o Comandante do Exército Constitucionalista, o CAPITÃO EB R/R GINO STRUFFALDI, com o ex-combatente e conhecido radialista NICOLAU TUMA, com o historiador HERNÂNI DONATO, com o tenente HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS e outras pessoas interessadas no DVD que tem o apoio cultural das FARINHAS DONA BENTA.
Após as apresentações iniciais, vamos assistir ao documentário, que apresenta depoimentos dos seguintes veteranos: AURORA D.C. MOTTA, CYRO CARDIM BRASILIENSE, ELIAS SANTOS DE OLIVEIRA (o corneteiro da revolução), EDWARD CORDEIRO, FRANCISCO CARVALHO, FRANCISCO LUCRÉCIO GERALDO PINTO, HELI DE AGUIAR BOTTO, HERNÂNI DONATO, JOSÉ DE GÓIS M. SAYÃO JÚNIOR, NICOLAU TUMA, ODETE BITTENCOURT, PAULO TEIXEIRA e WALDEMAR FÉLIZ MACHADO. São 120 minutos de projeção, que às vezes chega a ser cansativo. Depois da apresentação do trabalho, vamos participar de um coquetel. O GINO, com compromissos, deixa o local por volta das 10 horas. Permaneço até quase 23 horas, com o CAPITÃO AMÉRICO e tenente HÉLIO. Tarde, regressamos para casa, quase que no último ônibus.

O técnico do BAHIA, RAIMUNDO NONATO DA SILVA, o BOBÓ, pediu demissão depois da derrota contra o PARANÁ por 3 a 1 no CAMPEONATO BRASILEIRO.
    
O dólar comercial abriu a semana na trajetória de ladeira abaixo, com queda de 1,59% e, pela primeira vez neste ano, cotado abaixo de três reais (R$ 2,962) o menor patamar desde 8 de agosto de 2002.  Proliferaram rumores nas mesas de negociação de que o Governo está para realizar uma emissão de títulos soberanos.

PEDRO MALAN, ex-ministro da FAZENDA,  foi nomeado vice-presidente do Conselho de Administração do UNIBANCO.

O Secretário de Segurança Pública do RIO, ANTHONY GAROTINHO, assumiu hoje o cargo com uma nova e longa lista de promessas para o setor e de olho em futuras urnas eleitorais. No pacote de medidas, está a reedição do monitoramento aéreo com câmeras e cinco helicópteros. Entre as novidades, há a instalação de cabines blindadas, onde o policial se comunicará , pelo rádio, com os carros da polícia que patrulham a cidade.

A empregada doméstica LUZINETE DE JESUS SANTOS, de 23 anos, foi presa hoje à tarde, acusada de matar por estrangulamento a ex–patroa LUCIENE MUGNAINI, professora de 52 anos, e ainda atear fogo a um dos cômodos da casa da vítima, na VILA SÔNIA, zona oeste de SÃO PAULO. A doméstica ainda agrediu a tapas a mãe da professora, ROSA MUGNAINI, de 83 anos, e tentava fugir com vários objetos recolhidos na residência onde trabalhou por mais de um ano.

VINTE E SETE PESSOAS foram atropeladas por um MONZA desgovernado no final da noite de ontem, em JUNDIAPEBA, MOGI DAS CRUZES. As vítimas estavam em um parque de diversões quando foram atingidas pelo veículo que derrubou um palco, onde haveria um show musical, e só parou ao bater em um “KAMICASE” – um tipo de roda gigante. Apesar da violência dos choques, ninguém morreu.

DECRETADA a prisão preventiva da empresária VILMA MARTINS COSTA, acusada de seqüestrar dois bebês e registrá-los como seus filhos, em 1979 e 1986. A decisão ocorreu no processo que investiga o seqüestro de OSVALDO BORGES JÚNIOR, o PEDRINHO, em uma maternidade de BRASÍLIA. VILMA teria roubado também, em GOIÂNIA, uma menina, que registrou como ROBERTA JAMILLY MARTINS BORGES. A acusada está foragida. Em GOIÂNIA.

Um esquema envolvendo tráfico de armas e de drogas entre traficantes brasileiros com guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA – FARC – foi descoberto pela polícia de SÃO PAULO com a apreensão de 400 quilos de cocaína e a prisão de quatro traficantes pelo DENARC. Outros 350 quilos de substâncias usadas na mistura da droga também foram apreendidos. Esta é a maior apreensão de drogas em SÃO PAULO, neste ano. De acordo com o delegado IVANEY CAYRES DE SOUZA, os traficantes de SÃO PAULO mandavam armas para a COLÔMBIA e, em troca, recebiam cocaína. As investigações apuraram que a cocaína encomendada pelos traficantes saía da COLÔMBIA  ia até a cidade de PEDRO RUAN CABALERO, no PARAGUAI. De lá, seguia para o BRASIL usando PONTA PORÃ (MS) para entrar no País.

O 66º aniversário de SADDAM HUSSEIN – a data era comemorada por seu governo com grandes festas – foi lembrado hoje com ironia em BAGDÁ, algum apoio em TIKRIT, sua cidade natal, e em outros lugares com temor da população, em meio a rumores de que o ex–ditador está vivo e planejando algum tipo de violência. Em BAGDÁ, no subúrbio xiita de CIDADE SADR (conhecido até a deposição do ditador como CIDADE SADDAM), moradores lembraram o aniversário do ex–governante brincando com um asno, que chamavam de “reencarnação de SADDAM”.

FALECEU o ator italiano CICCIO INGRASSIA, vítima de complicações respiratórias.  A comédia italiana está ficando cada vez mais pobre, este ano. Primeiro, foi ALBERTO SORDI, um dos grandes do gênero. CICCIO INGRASSIA também trabalhou com FELLINI, era o tio louco de AMACORD. INGRASSIA, alto, desajeitado, e com aquela cara, trepava numa escada e gritava: “VOGLIO UMA DONNA” “QUERO UMA MULHER”. A cena era simples, mas então porque ela faz parte de nossas emoções inesquecíveis do cinema? Por causa de INGRASSIA, é claro, naquela cara de abobalhado havia uma dimensão patética que FELLINI soube utilizar muito bem. Estava ele  com 79 anos. Seu imenso talento tragicômico foi demonstrado em filmes como “ABISMO DE UM SONHO” e “OS BOAS VIDAS”, “OS DOIS FILHOS DE RINGO”, “ADIVINHE QUEM VEM PARA MERENDAR ?”, “OS DOIS SAMURAIS” “O VASO”, “KAOS”, “MAL DA LUA”, “A JARRA”, dentre outros. Na dupla de humor, o seu parceiro era FRANCO FRANCHI. 
   
ENCONTRADOS dentro de um banheiro público três quadros que haviam sido roubados na véspera da galeria WHITWORTH, na INGLATERRA. As pinturas AS FORTIFICAÇÕES DE PARIS COM CASAS, de VAN GOHT; POBREZA, de PABLO PICASSO, e PAISAGEM TAITIANA, de GAUGUIN, têm valor estimado em 1,6 milhão de dólares. Especialistas constataram avarias nas telas. Ao lado delas, um bilhete alertava para a precariedade do sistema de segurança da galeria. Em MANCHESTER.

2 004   :  -  QUARTA-FEIRA 
Convoco Vossa Senhoria para, nos termos do artigo 34 do Estatuto da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, participar de Reunião Ordinária do Conselho Supremo, que será realizada no dia 28 de abril p.f., às 10,00 horas, no Salão de Conferências do Quartel do Comando Geral, Praça Coronel Fernando Prestes, nº 115, 1º andar, Luz, Capital-SP
ASS.  ALBERTO  SILVEIRA   RODRIGUES
Coronel PM Comandante Geral PMESP
e Presidente Nato do Conselho Supremo
da Sociedade Veteranos  de  32-MMDC.

Por ocasião da comemoração dos 450 anos de SÃO PAULO, o Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO tem a honra de convidar Vossa Excelência e Excelentíssima Família para conferência e exposição sobre a “A TRILHA DOS TUPINIQUINS” a realizar-se no dia 28 de abril, quarta-feira, às 16 horas, no Auditório “Dr AFFONSO DE FREITAS” 1º andar do edifício sede “Dr ERNESTO DE SOUZA CAMPOS”, à rua Benjamin Constant, 158, centro, SÃO PAULO, SP.
                            Ass  NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS
                                                          Presidente
 
NO TEATRO ABRIL, na Rua BRIGADEIRO LUÍS ANTÔNIO, ESTRÉIA do MUSICAL “CHICAGO”. Já no começo, a superprodução mostra ao público o que vem pela frente. Depois de uma breve introdução instrumental, DANIELLE WINITS surge no palco no meio de um foco de luz. Com vestidinho preto brilhante colado no corpo e peruca loira, ela canta a música mais famosa do espetáculo, “ALL THAT JAZZ” (ou “TUDO É JAZZ”, na versão em português). Logo se descobre que ela é VELMA KELLY, uma dançarina de cabaré da cidade americana que dá nome à peça e que, nos anos 20, estava corrompida pelo crime. Após matar a irmã e o marido, ela vai para um presídio. Lá, encontra em ROXIE HART – papel de ADRIANA GARAMBONE-, também presa por assassinato, uma rival à altura. As duas lutam pelas atenções de uma carceireira corrupta, de um advogado interesseiro e da imprensa, que, esperam, possa transformá-la em estrelas.
 Por volta das 8 horas, recebo um telefonema do GENERAL BUENO. Diz estar impossibilitado de comparecer na reunião do CONSELHO SUPREMO porque extraiu ontem dois dentes e está de repouso. Quer que eu avise o presidente do Conselho da sua justificativa.
Em seguida, parto para a reunião do CONSELHO SUPREMO. Na entrada do Quartel do Comando Geral, cruzo com o CORONEL ARY CANAVÓ e com o CAPITÃO GINO STRUFFALDI. Depois, vamos encontrar o WÁLTER TAVERNA e o oficial de dia nos conduz até o 3º andar, a fim de nos apresentar ao Comandante Geral. Somos recepcionados pelo TENENTE-CORONEL ABEL. Logo mais, vamos para o Salão de Conferências onde já se encontram: CORONEL JAIRO PAES DE LIRA, CORONEL LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, MINISTRO GÚALTER GODINHO, QUILHERME LEVENSTEIN, MARIA HELENA MARCONDES, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, TENENTE BARRETO, TENENTE ANÍSIO, MAJOR CODELO, EGBERTO MAIA LUZ, PAULO BARROS DE CAMARGO (presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, de CAMPINAS), LUIZ SÉRGIO CARRARO. Com a presença de dezoito conselheiros, o Comandante Geral, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES dá início à reunião, tendo ao seu lado, na mesa, o seu novo chefe de Gabinete, o CORONEL MARCO ANTÔNIO MOYSÉS. Para suprir o cargo de secretário do CONSELHO, face o pedido de demissão do CAIO ALFAYA, o Presidente do Conselho Supremo nomeia o PRIMEIRO TENENTE BARRETO. Após a salva de palma às Bandeiras, o secretário lê a ATA ANTERIOR. Há certas retificações a serem feitas e o CARRARO e eu apontamos as falhas existentes. São lidas as cartas de demissão dos seguintes conselheiros: CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, MILTON MILANI, PRIMEIRO TENENTE HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS e CAIO LUIZ PRADO ALFAYA. Depois disso o Cel ALBERTO diz da cisão causada pelo restauro do Monumento, com as conseqüentes demissões já citadas, mas diz ele que “Democracia é isso”. É dada a oportunidade ao Cel MENDES de apresentar a atual situação da Sociedade, visto que o Sr GERALDO FARIA MARCONDES não compareceu a esta reunião. A minha carta pedindo abertura de Sindicância pela cabala de votos feita na última reunião (27 de fevereiro) é citada pelo Cel MENDES e o Chefe de Gabinete, Cel MOYSÉS, a lê. Na exposição do Cel MENDES fica bem clara a situação financeira do MMDC, com um saldo negativo de quatrocentos reais na data de hoje. Fala também da extinção do processo do IPH e da pendenga judicial criada pelo CARVALHOSA. Cita ele os inquéritos policiais em andamento no 36º Distrito Policial. Também fala da propensa passeata que poderá ocorrer no 23 de maio, arregimentada por CARVALHOSA. CANAVÓ lembra o 28 de abril de 1931 (a abrilada); Coronel GUIMARÃES pergunta sobre a ajuda do governo; o Coronel JAIRO quer saber qual a razão que motivou o governo a não mais ajudar a Sociedade; Cel MENDES lembra sobre o problema da PENSÃO ESPECIAL negada às viúvas; CARRARO diz que o TRIBUNAL DE CONTAS aceitou todas as prestações de contas da Sociedade; Cel GUIMARÃES aponta problemas ideológicos que levam a não ajuda da SECRETARIA DA CULTURA, como era feito anteriormente. O Presidente fala sobre o 23 de maio, achando que o interior do Monumento-Mausoléu é inadequado para a celebração da missa de 23 de maio e quer sugestões sobre um lugar para isso, apontando a Capelania Militar. O Cel CANAVÓ cita a PRAÇA DA REPÚBLICA, local em que, em épocas passadas, foi palco de comemorações do 23 de maio; o CARRARO cita a República da VILA MARIANA; o Sr PIRES mostra um convite de 1988, onde o 23 de maio foi celebrado na PRAÇA DA REPÚBLICA; eu cito o próprio local do Monumento, onde a missa poderá ser campal, isto é, realizada na parte externa. Em seguida, o conselheiro EGBERTO MAIA LUZ apresenta a proposta de constituição de uma Comissão de três coronéis e dois civis para elaborar o que ele chama de “CARTA AOS PÓSTEROS”, a fim de eternizar o Movimento Constitucionalista. GINO STRUFFALDI lê um trecho do discurso que ele fez em 13 de abril, quando o GRANDE ORIENTE prestou uma homenagem às polícias civil e militar; citou a Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; lembrou GARIBALDI, o herói dos dois mundos. O Presidente quer uma minuta do Estatuto adaptado ao novo Código Civil, sendo que o Cel MENDES prometeu encaminhar essa minuta nos próximos dias. O Presidente coloca em votação os nomes de dois sócios: SCALÉA e PIAGENTINI, para serem conselheiros. São aclamados conselheiros esses dois sócios, não havendo querelas na proposta, como aconteceu na última reunião. O nome do Cel CELSO não é apresentado, pois o Cel MENDES conversou com esse coronel, agora exercendo o difícil cargo de CHEFE DA CASA MILITAR, solicitando o aguardo de uma oportunidade melhor. O veterano de CAMPINAS, PAULO BARROS DE CAMARGO fala das dificuldades enfrentadas pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC da qual ele é o presidente, mas agradece o apoio da Polícia Militar na área de CAMPINAS, onde existem apenas doze veteranos. Esse veterano também discorre sobre as imensas dificuldades geradas pela Comissão Especial da Revolução, que denega os pedidos das viúvas. Sobre esse assunto também falo dos entraves criados pela dita Comissão, principalmente na exigência absurda de que a viúva prove a condição de ex-combatente do falecido, coisa que já houvera sido feita anteriormente e cujo processo se acha arquivado na CER, sem abertura nem para o advogado.  CARRARO elogia a presença de PAULO BARROS DE CAMARGO e fala do convívio dele com GUILHERME DE ALMEIDA por dez anos. O poeta da Revolução é campineiro, tal como o veterano PAULO. Ainda acrescenta  a amizade de GUILHERME DE ALMEIDA com SÍLVIO CALDAS e declama uma parte do CHÃO DE ESTRELAS. Já no final da reunião, o CORONEL JAIRO solicita ao Presidente colocar na pauta da próxima reunião a necessidade de se eleger o CONSELHO FISCAL da Sociedade, como consta do nosso Estatuto e que durante todos esses anos não existe. O Cel MENDES fica de encaminhar cópia da minuta do Estatuto, após passar pelo crivo da Consultoria Jurídica da PMESP, aos conselheiros, isso antes da reunião de agosto.
Ainda ficamos (o Cel MENDES e eu) no QCG durante algum tempo, principalmente conversando com GUILHERME LEVENSTEIN, que tem idéias para o futuro da Sociedade, principalmente com ajuda de políticos seus conhecidos. Levantou o caso do MMDCA, cuja Lei exdrúxula ainda não foi revogada. O Cel MENDES irá encaminhar documentos elaborados pelo MMDC e enviados para o ex-governador CLÁUDIO LEMBO e para vários deputados, isso em fevereiro e que até agora não recebemos respostas. Depois, vamos para a Sociedade, pois já são mais de 13 horas e, logo em seguida teremos de participar da reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial.
Depois de vários meses, retornamos a essa Comissão. A reunião de hoje é presidida por FRANCISCO GIANNOCCARO, tendo como secretário VIVIANO FERRANTINI. Estão presentes: Cel PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, PAULO DE AZEVEDO MARQUES, NAPOLEÃO DE ABREU, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, CALAZANS. Os assuntos principais discutidos hoje giram em torno da entrega da Medalha CARLOS DE SOUZA NAZARETH (sobre essa Medalha o Presidente da Associação Comercial irá nomear uma Comissão)  e dos eventos do NOVE DE JULHO (no dia 7 de julho haverá uma solenidade no TRIBUNAL DE JUSTIÇA, realizada em parceria da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL com o TRIBUNAL DE JUSTIÇA). Uma exposição sobre o Movimento Constitucionalista permanecerá aberta durante 60 dias. A cerimônia de 7 de julho será no Salão dos Passos Perdidos, com a participação do coral do maestro BACARELLI. Haverá distribuição da Medalha CARLOS DE SOUZA NAZARETH. Estuda-se a criação de um cartaz alusivo à data de NOVE DE JULHO, a exemplo dos anos anteriores (são feitas várias sugestões, entre as quais de se homenagear as cidades onde aconteceram os combates da revolução). O DEGRAU, Escolas, o ESPÉRIA, participarão do desfile do NOVE DE JULHO. Surgem várias conversas sobre a situação do Obelisco, pois os jornais criaram uma imagem errada de que o Obelisco iria cair em cima do Túnel AYRTON SENNA. O GIANNOCCARO comenta sua alegria por ver o nosso retorno à COMISSÃO e explicamos que nem o Cel MENDES, nem  eu recebemos convite sobre duas outras reuniões já realizadas.
O Cel MENDES e eu retornamos ainda à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Sr MARCONDES, nosso presidente, está curioso por saber como transcorreu a reunião do CONSELHO SUPREMO. Damos todas as informações necessárias a ele. Deixamos o MMDC quase às 17:30 horas. O MENDES vai para sua residência, mas tem um outro compromisso, às 19 horas, na OAB. Fico na ARMÊNIA.
Mais tarde, já em casa, recebo um telefonema do Sr MARCONDES. Ele me diz que o IPH está solicitando revisão do processo. Outra  novidade: CARVALHOSA está entrando no Fórum com um pedido de não pagamento do honorário do perito nomeado pela juíza, orçado em vinte e oito mil reais. Diz ele, de maneira até cômica, que quem tem de pagar esse dinheiro é a Sociedade. Esse senhor é uma piada.
Telefono ao CORONEL Res JOÃO NIKOLUK. Acabo de receber uma carta sua esclarecendo algumas confusões em nossa conversa telefônica por ocasião dos cumprimentos meus pelo seu aniversário. É que eu falava sobre o Monumento-Mausoléu e ele sobre o Monumento dos Heróis da PM, no ARAÇÁ, do qual ele foi nomeado para cuidar de sua fundação.
Ainda faço uma ligação telefônica para POÁ, a fim de saber do estado de saúde de minha mãe. HELENA, irmã do ADALVO, que cuida dela, diz que está ficando difícil entender o que ela quer dizer, pois sua fala é muito fraca. Vê-se que a situação está ficando cada vez mais crítica.

DIÁRIO OFICIAL DE 28 DE ABRIL DE 2004 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO MAJOR PM WILLIAM PRATT CORRÊA, do CPC. Nasceu em 26 de junho de 1956. Entrou na PMESP no dia 1º de fevereiro de 1978. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1980. PROMOÇÕES: 2º Tenente –25 de agosto de 1981; 1º Tenente –25 de agosto de 1985; Capitão –24 de maio de 1989; MAJOR –24 de maio de 2000.

Com ótima atuação de KAKÁ, LUÍS FABIANO e RONALDINHO GAÚCHO, principalmente no primeiro tempo, o BRASIL venceu a HUNGRIA, em BUDAPESTE, por 4 a 1. KAKÁ abriu o placar, e LUÍS FABIANO marcou mais dois gols ainda no primeiro tempo. RONALDINHO fez o dele na segunda etapa. A última vez que a seleção marcou mais de quatro gols foi contra a COSTA RICA, na COPA DO MUNDO de 2002. O BRASIL também quebrou o tabu de nunca ter vencido a seleção da HUNGRIA em partidas oficiais.

O CORINTHIANS não se encontrou no esquema de triângulos feito por OSWALDO DE OLIVEIRA e foi goleado por 4 a 0 pelo GRÊMIO, em PORTO ALEGRE. O CORINTHIANS estava melhor em campo, quando CHRISTIAN abriu o placar. Aí o time perdeu o rumo. O centroavante fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Na etapa final, BRUNO fez o terceiro. FABINHO foi expulso e as coisas pioraram. O quarto foi de FÁBIO PINTO.

O SANTOS perdeu por 2 a 1 para o líder FIGUEIRENSE e permaneceu com três pontos no CAMPEONATO BRASILEIRO. A expulsão de CLAYTON prejudicou o time da VILA. Já o SÃO PAULO venceu o FLUMINENSE por 1 a 0, com gol de GRAFITE, de cabeça. Com o resultado, o TRICOLOR foi para sete pontos – dois atrás do líder FIGUEIRENSE - e manteve um tabu de dezesseis anos sem derrotas para o rival carioca. Outros resultados: BOTAFOGO 2 x ATLÉTICO MINEIRO 2; CORITIBA 1 x INTER 1; CRUZEIRO 2 x CRICIÚMA 2; PAYSANDU 0 x ATLÉTICO PR 3; PONTE PRETA 2 x GOIÁS 0.

Após mais de cinco horas de reuniões, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA não conseguiu definir qual será o valor do salário mínimo a partir de 1º de maio. Ele hesita entre duas propostas: a de R$ 260, defendida pelo ministro PALOCCI, e a de R$ 270, liderada pelo ministro BERZOINI.
                 
Delegados do DHPP pediram hoje a prisão preventiva de GIL RUGAI, acusado de matar o pai e a madrasta em março, no PACAEMBU. A prisão temporária do rapaz expirará amanhã. A Polícia Civil diz que não tem dúvidas sobre a participação de GIL no duplo homicídio, mas prosseguem as buscas por um suposto cúmplice.

Hoje foi um dia de nervosismo nos mercados financeiros internacionais. Dessa vez, os motivos alegados foram o agravamento do conflito no IRAQUE e a perspectiva de aumento dos juros nos EUA, que geraram venda de papéis de países emergentes, especialmente os do BRASIL. O C-BOND –título brasileiro mais negociado no exterior- recuou 2,09% e o GLOBAL 40 caiu 3,3%. Em conseqüência disso, o risco país subiu 6,67%. Na Bolsa paulista, o nervosismo internacional se aliou às discussões sobre o aumento do salário mínimo e a queda foi de 3,95%. O dólar subiu 1,13%, para R$ 2,95. O presidente do BANCO CENTRAL, HENRIQUE MEIRELLES, tentou acalmar o mercado, dizendo que o BRASIL tem condições de enfrentar crises externas. Mas a insegurança também afetou WALL STREET: o índice DOW JONES teve queda de 1,29% e o NASDAQ, de 2,12%.

Em vez de noticiário esportivo, o “ESPORTE TOTAL”, na TV BANDEIRANTES, hoje, por pouco não se transformou num programa improvisado de luta livre. O pugilista MÁRIO GONÇALVES SOARES, o MARINHO, foi para cima do apresentador JORGE KAJURU no ar. Apesar do corte para um intervalo comercial improvisado, o clima continuou quente. Segundo o jornalista, o boxeador desferiu um soco de esquerda, contra ele, fora do ar. MARINHO foi convidado a participar do programa para dar sua versão sobre a noite de boxe de sábado, no HOTEL UNIQUE, em SÃO PAULO. Ele nocauteou o desafiante pelo cinturão brasileiro dos meio-pesados, FÁBIO GARRIDO, que acabou na UTI do Hospital SÃO PAULO. A direção da emissora proibiu KAJURU de tocar o assunto assim que o programa voltou ao ar. Os dois se estranharam já na primeira metade do programa, mas a situação se agravou na segunda parte. O apresentador deixando claro que não entendia de boxe, disse que o juiz VANILDO OLIVEIRA deveria ter interrompido a luta no penúltimo golpe de MARINHO sobre GARRIDO. O pugilista, por sua vez, alegou que o juiz agiu corretamente.

O juiz MARCO ANTÔNIO MARTIN VARGAS, da 2ª Vara do Júri, decidiu mandar o médico FARAH JORGE FARAH, a júri popular por homicídio duplamente qualificado, destruição parcial, ocultação, vilipêndio de cadáver e fraude processual. Réu confesso, ele alegou legítima defesa para matar e esquartejar a paciente, MARIA DO CARMO ALVES, com quem teve um relacionamento amoroso. O crime foi em 2003 na zona norte da Capital.

RECONHECIDO como filho legítimo do jogador ROMÁRIO, RAPHAEL, de dois anos, filho da atriz EDNA VELHO. Por exame de DNA, no RIO.

CORTADA da lista de atletas em treinamento para as OLIMPÍADAS DE ATENAS a jogadora de futebol MILENE DOMINGUES, ex-mulher do atacante RONALDO, da seleção masculina. O técnico RENÊ SIMÕES reduziu de trinta par 23 o número de jogadoras em preparação para a disputa. No RIO DE JANEIRO.

ASSASSINADOS no RIO os estudantes de medicina MÁRCIO AYRES DE SOUZA, de 19 anos, e JOSÉ MARCELO AYRES DE SOUZA, de 22, filhos de JOSÉ AQUILES FILHO, prefeito de FRONTEIRAS, no PIAUÍ. Segundo testemunhas, eles foram alvejados por um motoqueiro quando iam de carro para a faculdade. A polícia suspeita que o crime tenha relação com uma briga política entre famílias. Em NOVA IGUAÇU, no RIO DE JANEIRO.

ROUBADO um violoncelo do século XVII feito pelo artesão italiano ANTÔNIO STRADIVARI, avaliado em 3,5 milhões de dólares.

O ex-presidente iraquiano SADDAM HUSSEIN passou hoje seu aniversário numa prisão, em local que continua sendo mantido em segredo pelos EUA. SADDAM completou 67 anos. Na véspera, ele recebeu a visita de uma delegação do Comitê Internacional da CRUZ VERMELHA, à qual entregou uma carta para a família. Quando SADDAM presidia o País, seu aniversário era dia de festa nacional.

Os últimos soldados espanhóis da brigada “PLUS ULTRA”, que ainda estavam no IRAQUE, deixaram o País hoje e seguiram para a ESPANHA. Os únicos militares espanhóis que ainda permanecem no País pertencem a unidades que foram enviadas em abril para organizar a volta de todo o contingente. O retorno foi decidido pelo novo governo dirigido pelo premiê socialista JOSÉ LUÍS RODRÍGUEZ ZAPATERO, um dos mais fortes opositores ao envio de espanhóis à guerra. MADRI enviou 1432 soldados ao IRAQUE para ajudar a coalizão militar liderada pelos EUA.

Pelo menos 125 pessoas morreram hoje em três províncias do sul da TAILÂNDIA durante confronto entre separatistas muçulmanos e policiais. “Eles agiam como numa missão suicida. É preocupante”, avaliou o ministro da DEFESA, general CHETTA THANAJARO. País de maioria budista, a TAILÂNDIA vive desde a década de 70 uma rebelião de separatistas muçulmanos que, no sul do País, representam 5% da população. O último confronto ocorreu em janeiro de 2004, quando os muçulmanos –que acusam o governo central de “discriminação”– atacaram uma base do Exército na província de NARATHIWAT, roubando 400 armas.

ASSISTO no CANAL 21 o filme SOB O LUAR DO DESERTO, de 1996. Dirigido por KEVIN DOWLING, com DANNY AIELLO, ANGELINA JOLIE, ALFRED MOLINA e ANNE ARCHER. Garota se apaixona pelo estranho a quem pede carona na estrada. Leva-o até a casa da mãe e ai é ele quem se apaixona. O triângulo vira quarteto amoroso quando entra em cena o namorado esquisitão da mãe. ANGELINA JOLIE é o nome mais importante do bom elenco que inclui o vilão do próximo HOMEM-ARANHA, ALFRED MOLINA. É um filme que mistura comédia com crime, roubos de carro e outras coisas mais inverossímeis.

28 DE ABRIL DE 2005  :  -   QUINTA-FEIRA
É uma manhã fria. No entanto parece bom para viajar. Tenho uma agenda carregada. Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde deixo os recados para o TENENTE TASSI, a fim dele deslanchar a solenidade de 12 de maio, no CFAP. A idéia principal é homenagear os ex-combatentes de 1932 nessa data. Depois, corro ao MMDC onde distribuo as missões para os oficiais e deixo VICTÓRIO à testa da reunião. Por volta das 14 horas, estou na AORRPM. Ali, me encontro com o WÁLTER TAVERNA e CORONEL ARY CANAVÓ. Trata-se da Comissão “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”. O TAVERNA é o presidente dessa Comissão e apresenta ao CORONEL CRUZ um documento pedindo audiência ao presidente da Câmara Municipal a fim de discutir o problema do TÚNEL. Mas o CRUZ fica numa situação difícil, pois o CORONEL SAMIR, da FAMIL, cruza com o CORONEL CANAVÓ em seu gabinete. Há uma pendenga entre os dois e o CRUZ tenta intermediar. Logo chegam o GINO STRUFFALDI e o CORONEL MENDES. Encontramos vários conhecidos na AORRPM: CORONEL PM Ref SYDNEY GIMENEZ PALÁCIOS, MAJOR Ref MINORU MASSUDA, TENENTE-CORONEL Ref MOACYR, TENENTE-CORONEL PM Ref AMORIM, advogado JOÃO, CAPITÃO Ref IRINEU FELIPE, CORONEL Ref IAROSLAV ARADZENKA e muitos outros. O GINO é apresentado a todos eles como presidente eleito da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ficamos sabendo que a oposição ganhou as eleições na Associação dos Oficiais da PMESP. Ganhou para presidente o CORONEL PM Reserva LUÍS CARLOS. Perdeu o CORONEL PM LUÍS GONZAGA, que era candidato à reeleição. Uma notícia muito triste é a do assassinato, ontem, do CORONEL PM RAIMUNDO MARQUES, 57 anos. Ele foi morto a tiros numa ocorrência misteriosa: teria seu carro quebrado na avenida SARAH MALUF; foi procurar um mecânico e, quando  seguiam para uma oficina na VILA PRUDENTE um motoqueiro atirou contra ele. MARQUES estava num GOLF, escoltando a D-20 quebrada. O motoqueiro perguntou ao mecânico quem era o dono do GOLF, sacou de uma arma e o coronel tentou arrancá-la de suas mãos. O atirador fugiu. O enterro será às 17 horas. O RAIMUNDO MARQUES trabalhou comigo no CPAM-1 e depois na zona leste, quando comandei o CPAM-4. Esteve ele num aniversário de minha mãe, em POÁ. Foi o organizador da festa de confraternização dos oficiais num fim de ano em SÃO ROQUE. É lamentável o que aconteceu com ele.
Depois, com o MENDES e o GINO, vamos para o MMDC. Queremos estabelecer contatos com o CORONEL RENALDO, ainda tesoureiro da atual Diretoria Executiva, mas eleito Presidente do CONSELHO FISCAL. Ele precisa pedir demissão do cargo de tesoureiro para poder assumir a presidência do outro órgão. As dívidas da Sociedade são um espinho na garganta do GINO. Ele não pode assumir com o MMDC numa situação melindrosa. Pensamos numa auditoria para verificar o atual estado de coisas da Sociedade. Mas antes queremos conversar com o RENALDO.
Com chuva, deixamos o MMDC. Passamos pela agência do BANESPA e conversamos com o gerente, o TONINHO, sobre a tragédia que enlutou a família do CORONEL RAIMUNDO MARQUES. O MENDES ainda está com problemas com sua esposa, com a perna engessada. Ele precisa cuidar dela. Fico na ARMÊNIA.
Nesta noite, em casa, recebo um telefonema do WÁLTER TAVERNA. Ele já marcou a audiência com o presidente da Câmara Municipal para segunda-feira, dia 2 de maio, às 14 horas. Vamos nos encontrar na porta da Câmara para depois irmos ao vereador ROBERTO TRÍPOLI. O vereador AURÉLIO NOMURA já entrou com um projeto de lei alterando a denominado do Túnel DAHER ELIAS CUTAIT para TÚNEL NOVE DE JULHO. Isso irá consertar o erro histórico cometido pela ex-prefeita MARTA SUPLICY.
Sou surpreendido por um telefonema do atual presidente do MMDC, GERALDO FARIA MARCONDES. Desculpa-se por não ter podido comparecer na Assembléia Geral Eleitoral, explicando o difícil estado de saúde de sua esposa. Teve de assinar um documento para os médicos, responsabilizando-se pela não realização de uma operação necessária, pois haveria sério risco de vida. Coloco-o a par de tudo o que está acontecendo e faço ver a ele que há necessidade de conversar com o presidente eleito, o mais rápido possível, a fim de resolver os problemas mais delicados do MMDC. Acrescento a ele que é idéia nossa deixá-lo na diretoria do Monumento-Mausoléu, pois assim poderá continuar a luta pelo restauro. Promete que comparecerá na Sociedade amanhã e que participará dos encontros necessários com o presidente eleito.

FALECEU, em RECIFE, aos 62 anos, FERNANDO DE MELLO FREIRE. Filho do antropólogo GILBERTO FREIRE, autor de “CASA GRANDE & SENZALA”, era presidente da FUNDAÇÃO GILBERTO FREIRE e foi presidente, durante mais de três décadas, da FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO. Dedicou sua vida a preservar e zelar pela obra de seu pai. O filho, GILBERTO FREIRE NETO disse que “irá continuar seu trabalho à frente da FUNDAÇÃO GILBERTO FREIRE.
       
O PCC, facção criminosa que age nos presídios do Estado, está passando por uma nova guerra interna. Entre ontem e hoje sete homens foram assassinados. A onda de matança teve início na tarde de ontem na Penitenciária 2 de MIRANDÓPOLIS, onde SANDRO HENRIQUE SANTOS, o “GULU”, vice-líder do PCC em todo o Estado e um dos criminosos  mais temidos da BAIXADA SANTISTA, foi estrangulado com fios usados na fabricação de bolas. JOSÉ TEIXEIRA DA CONCEIÇÃO, o “NEGO BAGU”, também foi morto, ao mesmo tempo e na mesma prisão. Simultaneamente, na Penitenciária de CASA BRANCA foi morto CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS, o “MACALÉ”. Já na prisão de IARAS a vítima foi SÉRGIO LUIZ FIDÉLIS. “NEGO BAGU”, “MACALÉ” e “FIDÉLIS” eram aliados de “GULU” em atos criminosos. Mas as mortes não ficaram restritas apenas às prisões. Momentos depois da morte de “GULU”, ainda ontem, três homens em um CORSA mataram a tiros, na VILA SÃO JORGE, em SÃO VICENTE, MARCO AURÉLIO DA SILVA SANTOS, 30 anos, o “CABEÇA”, irmão do ex-número 2 do PCC. O crime ocorreu na porta da casa da família de “CABEÇA” e “GULU”. O banho de sangue promovido pelo PCC continuou hoje nos presídios com as mortes a facadas de MARCELO AMORIM CARDOSO, 33 anos, e ALEX COSTA MATIUSSI, 25, no pavilhão B da Penitenciária de ARARAQUARA. Os presidiários ALEXANDRE RODRIGO DE OLIVEIRA, 29, e ROGÉRIO GONÇALVES DE OLIVEIRA, 32, se apresentaram à direção da cadeia como sendo os assassinos. Foi da prisão de ARARAQUARA, na segunda-feira, dia 25, que MARCOS WILLIANS HERBAS CAMACHO, o “MAROLA”, e JÚLIO CÉSAR DE MORAES, O “JULINHO CARAMBOLA”, chefões do PCC, ao lado de outros oito detentos, foram transferidos após a descoberta de quatro armas, drogas e nove celulares. Líderes do PCC, “MARCOLA” e “CARAMBOLA” foram levados de volta para o Centro de Readaptação Penitenciária de PRESIDENTE BERNARDES, considerada a  prisão mais rígida do País.

O Tribunal de Justiça do PARÁ anulou hoje o julgamento que havia absolvido, em 2003, a dona-de-casa VALENTINA DE ANDRADE, 73 anos, da acusação de liderar uma seita que teria matado e castrado crianças em ALTAMIRA, no sudoeste do Estado. A nova data de julgamento será marcada depois de a decisão for publicada. Os desembargadores mantiveram a condenação do ex-policial militar CARLOS ALBERTO DOS SANTOS, condenado também em 2003 a 35 anos de prisão; a do comerciante AMAILTON MADEIRA GOMES, condenado a 57 anos; e dos médicos ANÍSIO SOUZA a 77 anos e CÉSIO BRANDÃO, a 56 anos. Os três últimos, que aguardavam o julgamento dos recursos em liberdade, tiveram a prisão decretada. Eles podem recorrer ao Superior Tribunal de Justiça.

O juiz federal JOÃO CARLOS DA ROCHA MATTOS, condenado a três anos de prisão por formação de quadrilha, na OPERAÇÃO ANACONDA, foi transferido para a custódia da Polícia Federal em SANTA CATARINA. O juiz ficará em cela individual. A mudança foi atribuída a problemas que estava causando no presídio de TAUBATÉ, em SÃO PAULO. Os advogados de ROCHA MATTOS pedem a sua transferência para prisão especial. Ele já esteve preso em SÃO PAULO, BRASÍLIA e MACEIÓ.

NEGADO habeas corpus ao presidente do SÃO CAETANO, NAIRO FERREIRA DE SOUZA, e ao médico da equipe PAULO DONIZETTI FORTE, denunciados pela morte do zagueiro SERGINHO. O jogador morreu em campo, de parada cardiorrespiratória em outubro de 2004.

O radialista JORGE REIS DA COSTA, o “JORGE KAJURU”, foi condenado pela Justiça de GOIÁS a 18 meses de prisão em regime aberto e a pagar uma multa de seis salários mínimos e meio. KAJURU foi processado por difamação pela emissora filiada à Rede GLOBO, Organizações JAIME CÂMARA, em GOIÂNIA. Em 2001, durante um programa de rádio, KAJURU chamou a OJC de “oportunista” e a acusou de ter usado de “má fé” para obter os direitos de transmissão do campeonato goiano de futebol. A decisão anunciada hoje é definitiva e não admite recurso.

O paulista RICARDO MELLO foi surpreendido hoje pelo eslovaco MICHAL MERTINAK, nº 158 do mundo, nas oitavas-de-final do ATP DE MUNIQUE. O eslovaco venceu o brasileiro por dois sets a zero.

O QUILMES da ARGENTINA foi eliminado da COPA LIBERTADORES nesta quinta-feira pelo time boliviano THE STRONGEST, que venceu por 2 a 1. O zagueiro DESÁBATO, que foi preso no BRASIL por racismo depois que insultou o jogador são-paulino GRAFITE, foi quem fez o segundo gol da partida. GOL contra é claro.

DIVULGADA a prisão de PEDRO ESQUISABEL, suposto chefe do grupo separatista basco ETA. Pelo ministro do Interior da ESPANHA, JOSÉ ANTONIO ALONSO, em MADRI.

CONFIRMADA a decisão da Organização Mundial do Comércio que obriga a UNIÃO EUROPÉIA a suspender o subsídio às suas exportações de açúcar. A OMC rejeitou o recurso apresentado pela EU e deu prazo de quinze meses para a implementação da mudança. A ação contra a EU, vitoriosa em primeira instância em janeiro, foi movida pelo BRASIL, AUSTRÁLIA e TAILÂNDIA, em GENEBRA.

A Assembléia Nacional interina do IRAQUE aprovou hoje parcialmente a formação do primeiro governo democraticamente eleito em mais de 50 anos, encerrando três meses de disputas envolvendo as diferentes facções religiosas, étnicas e políticas do conturbado país. No entanto, o premiê IBRAHIM AL JAAFARI fracassou na tentativa de nomear ministros para três pastas, incluindo Petróleo e Defesa. Para complicar, líderes sunitas criticaram o novo gabinete. O vazio de poder no país que durou quase três meses acabou por ofuscar o otimismo criado pelas eleições de 30 de janeiro. A formação do governo coincidiu com o aniversário do ex-ditador SADDAM HUSSEIN que aguarda seu julgamento em uma prisão. O dia foi marcado pela violência. Na base militar de MUSAYYIB, rebeldes atiraram seis morteiros contra uma base do Exército americano. As bombas acertaram, entretanto, uma parada de ônibus, matando quatro pessoas e deixando mais de 21 feridos. Rebeldes assassinaram o GENERAL MOHSEN ABED AL SADAH, hoje, em frente à sua casa. O CORONEL ALAA KHALIL IBRAHIM também foi morto a tiros.

LUIZ AUGUSTO BRANCO, 37 anos, ferido no IRAQUE em 16 de abril, quando a explosão de um carro-bomba atingiu o comboio com o qual ele se dirigia ao aeroporto de BAGDÁ, foi transferido hoje da EUROPA para a Terapia Intensiva do Hospital ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO, informou um primo de BRANCO, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Seu estado geral é regular. O ITAMARATY não confirmou a transferência de LUIZ AUGUSTO BRANCO.

2 006   :   -    SEXTA-FEIRA        BBB
AS VERDADES PERMANECERÃO FAZENDO PRESSÃO DE DENTRO PARA FORA DE SUA ALMA, ATÉ TORNAREM-SE LÍMPIDAS, CLARAS E TRANSPARENTES, CUMPRINDO O DESTINO DE LIBERTAR VOCÊ DE RELACIONAMENTOS QUE NÃO SERVEM AO CRESCIMENTO, MAS O ATRAPALHAM.

O jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” publica no caderno CIDADES/METRÓPOLE, página C4, a seguinte reportagem:
TÚNEL DEVE VOLTAR A SE CHAMAR 9 DE JULHO
Juiz manda colocar placa com nome antigo ao lado do oficial.
O Túnel Daher Elias Cutait deve voltar a se chamar TÚNEL NOVE DE JULHO. Foi o que determinou o juiz VÁLTER ALEXANDRE MENA, da 3ª Vara da Fazenda Pública. A Prefeitura tem 60 dias para colocar as placas com o nome antigo, ao lado da oficial. A Secretaria de Negócios Jurídicos informou que vai recorrer, alegando que a competência de nomear ruas, pontes, viadutos e outros logradouros públicos é do Município e não da Justiça. Em sua decisão, o juiz afirma que “o Ministério Público tem legitimidade para defender o patrimônio histórico-cultural da cidade”.
“A determinação não vai mudar. Foi uma decisão justa, recuperando a homenagem à Revolução de 32”, disse a presidente da Sociedade Amigos e Moradores de Cerqueira César (SAMOCC), CÉLIA MARCONDES. A SAMOCC e várias entidades, indignadas com a alteração, reuniram documentos e procuraram o Ministério Público Estadual que entrou com a ação pela restauração do nome. “Conseguimos uma grande vitória e estamos muito felizes”.
“A volta do TÚNEL 9 DE JULHO corrige um ato arbitrário da então prefeita Marta Suplicy, que mudou o nome. Não é por estarem no poder que as pessoas podem passar por cima da história”, afirmou o presidente da Sociedade Veteranos de 32, CORONEL MÁRIO FONSECA VENTURA. O coronel lembrou que a obra foi inaugurada pelo presidente GETÚLIO VARGAS, em julho de 1938, já como 9 DE JULHO, por causa da Revolução Constitucionalista. A troca foi proposta por Adriano Diogo, então vereador do PT, alegando que o túnel não tinha denominação oficial. Ontem, ele, que agora é deputado estadual, não atendeu ao pedido do ESTADO de entrevista.
SÓ UMA VEZ
O juiz considera improcedente a alegação da Prefeitura de que a lei proíbe que “uma rua, ponte ou túnel tenham o mesmo nome e uma pessoa somente poderá ser homenageada uma vez”. Para tanto, lista uma série de pontos onde isso ocorre, como Viaduto BRIGADEIRO LUÍS ANTÔNIO e Viaduto BORGES LAGOA, por exemplo. “O ex-presidente JÂNIO QUADROS é nome de praça, túnel e ponte. Quais serão renomeados?”, pergunta, no texto.
Reconhece ainda que a denominação 9 DE JULHO é “fato histórico inconteste, longevo (1938), incorporado não apenas no inconsciente da comunidade, como ao próprio cadastro de logradouros da cidade, bastando consultar qualquer guias de ruas e as plantas e mapas  oficiais que servem de base para o lançamento do IPTU ou realização/fiscalização de obras públicas ou particulares”.
O juiz informa ainda que a volta da antiga denominação não significa o desprestígio do “homenageado recente, ilustre médico, internacionalmente reconhecido e coincidentemente revolucionário constitucionalista de 1932”. Cutait pode ser homenageado “de variadas formas”, até mesmo mais expressivas, seja nominando outro logradouro, outro prédio público ou mesmo um evento permanente e característico da cidade”. A família de Cutait não se pronunciou sobre o assunto.

PROJETO
A Secretaria dos Negócios Jurídicos disse que uma decisão judicial não é o instrumento adequado para nomear um logradouro público. Informou que isso é atribuição da Prefeitura. O ex-prefeito JOSÉ SERRA chegou a dizer que caberia à Câmara dar uma decisão.
Já tramita um projeto que trata do assunto. A proposta do vereador AURÉLIO NOMURA (PV) foi aprovada em primeira votação no ano passado. “Falta a segunda, que espero ocorra antes do 9 de Julho. Acredito que vai ter número suficiente para votar”, afirmou NOMURA. Para ele, a aprovação do projeto vai reforçar a decisão judicial. “A denominação antiga já estava incorporada ao dia-a-dia das pessoas. A própria Prefeitura, quando vai anunciar uma obra, anuncia TÚNEL NOVE DE JULHO e não Daher Elias Cutait. O médico, de maior respeito, merece uma homenagem. Já sugeri que desse nome a um hospital, por exemplo”.
O JORNAL DA TARDE também publica uma pequena reportagem sobre esse momentoso assunto em sua página 5A/JT CIDADE:
JUSTIÇA – SP tem 60 dias para trocar as placas
TÚNEL DEVE VOLTAR A SE CHAMAR NOVE DE JULHO
O teor da reportagem é idêntico ao do “ESTADÃO”.
Logo depois da leitura da reportagem telefona-me o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, eufórico com a importância dada pelos jornais sobre a ação ganha na Justiça. Premia uma luta de quatro anos que estamos mantendo para que seja sanada a usurpação do túnel e o erro histórico cometido em dezembro de 2001.  

Celebrar-se-á hoje, às 11 horas, na Igreja NOSSA SENHORA DO CARMO, na Rua 1º DE MARÇO, no centro do RIO DE JANEIRO, missa em memória do ex-governador CARLOS LACERDA, que se vivo estaria completando 92 anos (ele nasceu no dia 30 de abril de 1914 e faleceu no dia 21 de maio de 1977). Será oficiante o padre EUGÊNIO LUÍS SENA ROSA. O ato religioso – há 29 anos – é mandado realizar pela senhor LYGIA GOMIDE, presidente do Centro Cultural CARLOS LACERDA, reunindo ex-colaboradores, amigos e admiradores do primeiro governador do então Estado da GUANABARA.

Chegando na PRAÇA DA SÉ, nesta manhã, vou à EXPRESSA MÁXIMA IMPRESSÃO, a fim de recarregar um cartucho da CANON. Encontro o poeta PAULO BOMFIM. Quer ele que se inclua o presidente do Tribunal de Justiça na listagem da Medalha CONSTITUCIONALISTA. Isso sempre é realizado quando o presidente assume o TJ. É o caso do desembargador LIMONGI. Já o relacionara. PAULO BOMFIM entrega-me um Suplemento Cultural, onde está o seu trabalho “SÃO PAULO E SEUS MILAGRES”. Essa preciosidade é digna de ser transcrita em minhas memórias:
Ressurge de velho álbum a fotografia de cinco adolescentes num baile de Carnaval. Ano 1940. Local, Estádio do PACAEMBU, onde a baiana SYLVINHA e a cigana MARIA ÁUREA sorriem ao lado de HOMERO LOPES, EDGAR ALBUQUERQUE MARANHÃO e eu, inaugurando o salão de festas da praça esportiva, planejada pelo Escritório “SEVERO E VILARES”, que prosseguia nos rumos arquitetônicos traçados na prancheta de RAMOS DE AZEVEDO.
No novíssimo campo de esportes, nós do Liceu Nacional RIO BRANCO disputávamos com o MACKENZIE a primeira partida de futebol sobre o gramado ainda virgem de chuteiras.
Na manhã seguinte, competimos, também com o MACKENZIE, na piscina de azulejos reluzentes e balizas inaugurais.
Nas arquibancadas, nossos pais nos condecoravam  com sua alegria.
As recordações de 66 anos desencadeiam surrealisticamente outras lembranças a propósito do MACKENZIE.
Sim, exatamente há um século, ALBERTINA BRETON matriculava na Escola Americana que funcionava num prédio de tijolinhos na esquina da rua SÃO JOÃO com a rua IPIRANGA seu filho ANDRÉ.
A família permaneceria quatro anos no BRASIL, onde o futuro amigo de DIEGO RIVERA e TROTSKI completaria 14 anos.
Na escolinha presbiteriana que se tornaria o MACKENZIE de hoje, um menino, na esquina da SÃO JOÃO coma  IPIRANGA, ensaiava transformar a cidade provinciana no mundo onírico de ANDRÉ BRETON. SÃO PAULO principiava a ser manifesto surrealista.
    
Encontro CARMELO impressionado pela morte trágica de um conhecido. Numa cidade da BAHIA, um jovem de 29 anos, trabalhador de uma estrada de rodagem, preferiu descansar no acostamento de uma estrada onde estava trabalhando. Um rolo compressor, usado para espalhar o pixe na estrada, atingiu-o, prendendo o seu pé, que ficou grudado no asfalto. A máquina não conseguiu parar a tempo e o carbonizou até quase a altura do pescoço. Foi uma cena pavorosa para quem assistiu essa dolorosa ocorrência. Esse rapaz tem parentes morando na zona sul da Capital. AMÉRICO,  RONALDO e FÁBIO estão presentes quando CARMELO contou esse acidente. Permaneço no MMDS até quase às 15 horas.
Quando chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o GINO está aguardando o CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, o CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA e o advogado ROMAGNOLI para poder constituir a reunião do CONSELHO SUPERIOR, do qual ele é o presidente. Não conseguimos falar com o RENALDO. Os telefones de sua casa não funcionam. O celular está na secretária eletrônica. O JAIRO chega depois das 15 horas e a JANAÍNA telefona para dizer que o carro do ROMAGNOLI quebrou na PRAÇA DAS BANDEIRAS e está indo um guincho para rebocá-lo. Resultado: não acontece a reunião.
Antes que o ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM começasse a atrapalhar com suas conversas difusas e inconseqüentes, ele tem a missão de distribuir cartazes da CAMINHADA NOVE DE JULHO. Com isso, está sendo útil e não cria as inconveniências de sempre. Fica falando demais e não deixa as pessoas trabalharem.
Consigo organizar a listagem dos 32 indicados para receberem a Medalha MMDC na solenidade de 30 de maio, no 5º BIL. Como o MENDES está viajando, também organizo a grade das Medalhas para a solenidade de 23 de maio no Monumento-Mausoléu. Chegaram os currículos dos indicados do COMANDO SUDESTE, IV COMAR, 8º DISTRITO NAVAL, DELEGADO GERAL e OAB. O MENDES irá retornar somente no dia 6 de maio e irá atrapalhar muito a confecção dos diplomas, pois a lista não poderá ser apresentada à 5ª EM/PM.
Agora, vamos retornar ao MMDC somente no dia 2 de maio, pois o feriado de 1 º de maio é emendado no sábado e domingo. Passam das 16 horas quando deixo a Sociedade, em sua companhia. Vamos tomar o metrô, retornando para nossas casas.
    
O DIÁRIO OFICIAL DO DIA 28 DE ABRIL DE 2006 PUBLICOU A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM EDUARDO LUIZ TAVARES. Ele era o Comandante do 40 º BPMM. Nasceu em 5 de outubro de 1953. Entrou para a PMESP no dia 12 de fevereiro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º Tenente em 24 de maio de 1976; 1º Tenente - em 25 de agosto de 1979; Capitão: 15 de dezembro de 1986 MAJOR: 24 de maio de 1995; TENENTE-CORONEL em 25 de agosto de 1999.  .     

O dólar comercial fechou hoje no menor valor dos últimos cinco anos, abaixo dos R$2,10. Foi a terceira queda consecutiva da moeda, que terminou o mês de abril cotada em R$2,087. De janeiro até agora, o dólar caiu 10,24%.

Em clima de comício, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA abriu à noite desta sexta-feira o 13 º Encontro Nacional do PT, em SÃO PAULO, com um discurso recheado de críticas à oposição (que, segundo ele, usa do vale-tudo) e à imprensa (uma parte da qual, disse, não tem sido democrática com ele). Sobre as denúncias de corrupção, fez uma referência indireta: segundo ele, as CPIs DOS BINGOS e dos CORREIOS foram transformadas em uma ferramenta para julgar o Partido dos Trabalhadores “em nome de outra coisa”. No discurso interrompido diversas vezes por palmas e gritos de aclamação, ele insinuou estar sendo vítima de uma tentativa de golpe: “Eles sabem que na disputa democrática não nos derrotarão”. Fez referências carinhosas a alguns dos principais envolvidos nos escândalos dos últimos meses – os ex-ministros JOSÉ DIRCEU e LUIZ GUSHIKEN, presentes à reunião, e ao ex-ministro ANTÔNIO PALOCCI, que não compareceu. Os petistas que lotavam a quadra do Sindicato dos Bancários repetiram diversas vezes pedidos por um segundo mandato. No final da manhã, durante inauguração de um centro de distribuição das CASAS BAHIA, o presidente, num arroubo de garoto-propaganda, se disse convencido de que a empresa é um modelo para o desenvolvimento da PÁTRIA. “Vai acontecer neste País o mesmo que aconteceu nas Casas BAHIA.”

Para se defender das suspeitas de doações irregulares de 650 mil reais à sua campanha, o pré-candidato à Presidência pelo PMDB, ANTHONY GAROTINHO, partiu para o ataque ao presidente LULA, a quem chamou de covarde. “Eu poderia fazer como o LULA, atual presidente da República faz, e dizer: eu não sabia de nada. Só que eu sou homem e não sou covarde”, declarou o ex-governador do RIO ao receber hoje, na Assembléia Legislativa de RECIFE, o título de cidadão pernambucano. Ele alegou que os recursos recebidos por sua pré-campanha serão devolvidos “por questão ética, apesar de estar tudo dentro da lei”.

O livro ELITE DA TROPA, que chega às livrarias na semana que vem, revela bastidores da polícia do RIO e sua estreita relação com a corrupção, o tráfico de drogas e de armas, sessões de torturas e execuções sumárias. São mais de 300 páginas que mostram o conluio entre policiais e bandidos e ajudam a entender por que a violência no RIO chegou aos níveis atuais.

As autoridades brasileiras terão acessos às movimentações de contas bancárias relacionadas ao ex-prefeito da Capital PAULO MALUF no paraíso fiscal da ILHA JERSEY, no CANAL DA MANCHA. Os documentos foram liberados na última terça-feira, dia 25, por meio de uma sentença judicial e já estão na embaixada brasileira em LONDRES, na INGLATERRA. Os papéis devem ser enviados ao Ministério da Justiça, em BRASÍLIA, nos próximos dias. O Ministério Público acusa MALUF de manter em JERSEY cerca de 200 milhões depositados em contas não declaradas no BRASIL. O ex-prefeito fez várias tentativas judiciais para barrar o envio dos dados bancários. Em um dos pedidos para que os papéis fossem liberados, o procurador-geral de JERSEY afirmou que os documentos revelam fatos de relevância desconhecidos das autoridades brasileiras. MALUF é réu em uma ação cível em que é pedida a devolução de cinco bilhões de reais aos cofres municipais. O valor se refere à quantia que teria sido desviada de obras supostamente superfaturadas, como o TÚNEL AYRTON SENNA e a AVENIDA JORNALISTA ROBERTO MARINHO, durante (1993-1996) a gestão MALUF na Capital paulista, acrescida de multa. Desde 2003, o Ministério da Justiça, representando a força-tarefa formada pelo Ministério Público Estadual, pelo Ministério Público Federal e pela Prefeitura da Capital, tenta ter acesso aos papéis. Em novembro, integrantes do grupo, liderados pelo secretário municipal dos Negócios Jurídicos, LUIZ ANTÔNIO MARREY, foram à ilha para uma audiência sobre o caso. ESTADOS UNIDOS, SUÍÇA e FRANÇA já enviaram ao país dados de contas ligadas a MALUF. Procurada, a assessoria de imprensa de MALUF informou que “a notícia é positiva”. “O que quer que tenha sido liberado servirá para provar o que sempre se disse: PAULO MALUF não tem conta em banco do exterior”, afirmou o assessor ADILSON LARANJEIRA. No ano passado, MALUF e o filho dele, FLÁVIO, passaram 40 dias detidos na carceragem da Polícia Federal, em SÃO PAULO, sob acusação de tentarem coagir uma testemunha de um processo da Justiça Federal.

A dona-de-casa MARIA DE FÁTIMA PARRA SANTOS, de 49 anos, morreu após ser atacada por seus dois cães raça rottweiler, na cidade de EMBU, na GRANDE SÃO PAULO. De acordo com a vizinhança, MARIA DE FÁTIMA foi atacada no quintal de sua casa. Com medo de também serem vítima do animal, vizinhos não conseguiram socorrê-la de imediato. MARIA DE FÁTIMA morava com a filha de 14 anos, MARLIN DE OLIVEIRA SANTOS, na casa de número 290 da RUA DA AMIZADE, no JARDIM NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. As duas criavam os cães BRUTO, de 1 ano, e a mãe dele, a cadela SARA, de 4.

PROIBIDO da falar à imprensa o CAPITÃO PM ANDRÉ BATISTA, da PM do RIO DE JANEIRO. Ele é um dos autores do livro ELITE DA TROPA, que fala do dia-a-dia dos policiais.

O relatório da Agência Internacional de Energia Elétrica sobre o programa nuclear do IRÃ, apresentado hoje, lançou a questão a uma nova etapa, mais grave e que novamente oporá as grandes potências no Conselho de Segurança da ONU, na hora de decidir como agir. O IRÃ não suspendeu as atividades de enriquecimento de urânio e não forneceu as informações solicitadas sobre seu programa nuclear, concluiu  a AIEA – órgão da ONU encarregado de supervisionar a aplicação pacífica da energia atômica. No dia 28 de março, o Conselho de Segurança dera um mês de prazo para o governo iraniano esclarecer aspectos nebulosos sobre seu programa nuclear e atender à exigência da AIEA de suspensão do enriquecimento do urânio. Essa atividade é vista sob suspeita, porque pode conduzir também, à  fabricação de armas, apesar de o IRÃ insistir que seu objetivo é o uso pacífico da energia nuclear.
Em vez de cumprir a determinação do Conselho, o IRÃ acelerou o programa e anunciou ter começado a produzir urânio enriquecido. Hoje, após ser informado do relatório, o presidente do IRÃ, MAHMUD AHMADINEJAD, reagiu dizendo que os iranianos “não dão a mínima para essas resoluções” do Conselho.

LIBERTADO na CHINA o panda XIANG XIANG (“esperançoso” em cantonês), de 4 anos de idade. É o primeiro urso gigante nascido em cativeiro a ser solto na vida selvagem por um centro de pesquisas chinês. O animal passou por dois anos de treinamento antes de ser libertado. Na província de SICHUAN.

2 007    :   -     SÁBADO
É praxe nos finais de semana a minha dedicação às memórias que venho escrevendo desde 9 de julho de 1950. São quase 57 anos que isso é realizado, talvez por eu ser capricorniano, teimoso. A idade vai avançando e as dificuldades avolumam-se. Depois de digitalizar meus principais momentos diários, tenho o hábito de imprimir tudo nos sábados e domingos. Vai chegar um momento que terei de parar tal procedimento. Nesta manhã, por exemplo, é toda dedicada a essa rotina.
Pela Internet, leio no DIÁRIO OFICIAL deste sábado a parte referente à Polícia Militar. Foi transferido para a reserva o TENENTE-CORONEL PM JOÃO RENATO BORGES DE MOURA, Comandante do 8º BPMI – CAMPINAS. Nasceu em 24 de dezembro de 1954. Entrou para a PMESP no dia 1º de fevereiro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1980; 1º TENENTE – 24 de maio de 1985; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 15 de dezembro de 1999; TENENTE-CORONEL - 25 de agosto de 2004.
O DIÁRIO OFICIAL também publicou a reforma do meu primo SARGENTO PM RENATO SILVA VENTURA FILHO, bem como a sua promoção de 3º SARGENTO PM para 2º SARGENTO PM.
LUCINDA participa da festa de aniversário da RENATA, bem como de um irmão de dona SORAYA EL MOUALLEM. Como tenho muito trabalho a fazer no computador, não compareço nas mesmas.

O soldado da Aeronáutica THIAGO DE OLIVEIRA NOGUEIRA, de 20 anos, teve morte cerebral confirmada hoje de madrugada. Sua cabeça foi atingida por um tiro ontem, pela manhã, na sede do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, VALE DO PARAÍBA. O disparo acidental foi dado por um colega de NOGUEIRA, o soldado WILLIAM BERG LEÃO PEREIRA, também de 20 anos, que está preso. A família de NOGUEIRA concordou em doar os órgãos do soldado.

“Você foi muito corajosa. Não há palavra para agradecer. A gente vai se ver muitas vezes”. Em um telefonema de poucos minutos, a operadora de caixa MARA SÍLVIA DE SOUZA, 29 anos, agradeceu hoje a ajuda de GISLAINE CRISTINA DOMINGOS, 27, que negociou por horas com o criminoso GLEIVSON FLÁVIO DE SALES, de 24 anos, para libertar MARA e seus dois filhos, mantidos reféns na própria casa, em CAMPINAS, durante 56 horas.
O cárcere privado terminou na noite de quinta-feira, dia 27. GISLAINE foi decisiva para que o cerco à casa não terminasse em tragédia, já que GLEIVSON, amigo de GISLAINE, mantinha MARA e os filhos sob a mira de uma arma.
“Ele estava transtornado e se acalmou comigo. Chegou até a rir. Fui um anjo que ajudou a salvar a vida de MARA, de GLEIVSON e das crianças. Quando minha filha crescer, acho que ela vai ter orgulho de mim. Na periferia, tem gente de coração bom”, diz GISLAINE, que aos 7 anos teve o pai assassinado, aos 18 perdeu a mãe doente, aos 18 pariu BRENDA, hoje com 8 anos, e trabalha com a avó vendendo salgados em um trailler.

Aproximadamente 50 sem-teto invadiram um prédio desativado da Procuradoria Geral do Estado, hoje de madrugada, na SÉ. Atiraram documentos e móveis contra policiais do alto de edifício. O grupo foi retirado à força do local por policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil. Seis pessoas acabaram presas.
Os invasores chegaram ao local por volta das 23 horas de ontem e tomaram o edifício, na Rua TABATINGUERA, 34. A Polícia Militar iniciou negociações durante a madrugada. Não foi preciso ordem judicial para despejar os sem-teto, uma vez que se tratava de um prédio público.

Um terremoto de pelo menos 4,3 graus de intensidade na escala RICHTER sacudiu hoje algumas regiões do condado de KENT, no sudeste da INGLATERRA, deixando sem energia milhares de casas.  O tremor durou entre dez e quinze segundos. Além de cortar a eletricidade, também causou danos a paredes e chaminés de algumas residências e deixou muitas casas sem telefone.

Hoje, dia do aniversário do ditador executado SADDAM HUSSEIN, um carro explodiu próximo a um dos principais santuários sagrados para os xiitas, na cidade de KERBALA, utilizado pelos fiéis para suas orações vespertinas. O atentado matou pelo menos 55 pessoas e feriu 150. Entre as vítimas, muitas mulheres e crianças, disse SALIM KAZIM, porta-voz do governo da cidade. A explosão ocorreu em uma área comercial onde há grande fluxo de religiosos.  

Um suicida detonou hoje uma bomba em CHARSADDA, noroeste do PAQUISTÃO, matando pelo menos 26 pessoas e ferindo dezenas. O ministro do Interior, AFTAB KHAN SHERPAO, e seu filho ficaram levemente feridos. SHERPAO disse a uma TV paquistanesa que ele era o alvo do atentado, que ocorreu durante um evento público. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque. Vários políticos do PAQUISTÃO, aliado dos ESTADOS UNIDOS na guerra ao terror, têm sido alvo das milícias islâmicas. 

O ator DABBS GREER, que teve como um de seus últimos papéis o de reverendo ROBERT ALDEN na série de TV “OS PIONEIROS”, morreu neste sábado, aos 90 anos, em PASADENA, na CALIFÓRNIA.
GREER , que participou também as série “GUNSMOKE”, interpretou papéis variados em cerca de cem filmes e episódios de seriados, na maioria como coadjuvante. Sua estréia nas telas ocorreu em 1938 no filme “JESSE JAMES”, filmado em PINEVILLE. “Eles pagavam cinco dólares por dia para as pessoas da cidade e era um bom dinheiro naquela época”, disse GREER em 2002. Nascido em FAIRVIEW, no MISSOURI, se mudou para PASADENA em 1943.

O cantor BOY GEORGE foi detido em LONDRES, acusado de ter abusado da modelo norueguesa AUDREN CARLSEN, de 28 anos. Dominada pelo cantor e um amigo, a suposta vítima teria sido algemada à cama. Após prestar depoimento, o cantor, que em 2006 foi preso nos ESTADOS UNIDOS por porte de drogas, foi liberado. 

28 DE ABRIL DE 2008     :        -       SEGUNDA-FEIRA
Dentro da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial o coordenador FRANCISCO GIANNOCCARO nomeou uma comissão para estudar a possibilidade de se comemorar o “DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA” em maio de 2008, na Associação Comercial. Desta maneira, passo correndo pela Sociedade, onde imprimo os dias 26,27 e 28 de abril, de minhas memórias, indo em seguida para a Associação Comercial. No 11º andar, encontro o GIANNOCCARO e o CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES aguardando nossa chegada. GINO STRUFFALDI e JOSÉ D´AMICO também comparecem, embora chegassem depois do horário marcado. Em tese fica escolhido o dia 19 de maio, às 17 horas, para esse evento. O CORONEL PM PAULO aventou a hipótese de fazermos a solenidade na FACULDADE DE DIREITO. Tentamos entrar em contato com o Presidente GRANDINO RODAS, mas ele está viajando e somente retorna na segunda-feira, dia 7 de maio. Procuramos então localizar o Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, mas ele chegará por volta das 16 horas.
O D´AMICO tem algumas plaquetas em miniatura daquela Placa alusiva ao JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução Constitucionalista de 1932, colocada no saguão da Câmara Municipal, em fins de 2007. Quer ele entregá-las por ocasião desse evento. O orador escolhido é o OG POZZOLI. Apresentaríamos alguns clips de momentos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em 2007, bem como o clip do filme “SP-32”. A peça de teatro “AD PERPETUUM...ATÉ O ÚLTIMO TIRO” seria encenada no final da cerimônia. Convidara o AGUINALDO, responsável pela mesma, para estar presente nesta reunião, mas não comparece.
Após a nossa reunião, temos a da Comissão Cívica e Cultural com a presença dos seguintes membros, além dos já citados: CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, FRANCES DE AZEVEDO, GIAMBATTISTA SERRA DI NERVI, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, MAJOR PM Ref PICOLI, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, MILTON FERNANDES, OG POZZOLI, PAULA BRAGA VISCAINO, ROBERTO PEREIRA DE CAMPOS VERGUEIRO, VALDIR ABDALLAH.
VIVIANO FERRANTINI não pôde comparecer e o CORONEL PM Ref PAULO exerce a função de secretário “ad hoc”.
O assunto que toma conta de grande parte da reunião é sobre RORAIMA e a “nação indígena” RAPOSA SERRA DO SOL”, assunto este palpitante, que nesse mês de abril demonstrou vários desdobramentos. Quase todos os membros da Comissão falam. Dão seus palpites, mas uma coisa é unânime: não pode haver divisão no território nacional. A figura do GENERAL HELENO é bastante comentada. Num momento difícil, ele surgiu para tentar consertar a casa, isto é, o País.
GIANNOCCARO e os componentes da Comissão do COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH têm, às 17 horas, uma reunião no TRIBUNAL DE JUSTIÇA, pois a entrega do Colar deverá acontecer no TJ no dia 7 de julho, dentro das comemorações da Semana da Revolução Constitucionalista de 1932. Eles deixam a reunião, que, então, fica a cargo de uma exposição sobre o BRASIL EM MOVIMENTO, dirigida pelo MILTON FERNANDES.
Outra solenidade que já está sendo delineada é a da comemoração do JUBILEU DE DIAMANTE da instalação da Assembléia Constituinte, em 15 de novembro de 1933. Pretende-se colocar uma Placa Comemorativa no saguão da Assembléia Legislativa, numa cerimônia que, a princípio, seria realizada em 19 de novembro.
CORONEL MENDES conversa conosco sobre um evento marcado para 10 de maio, na cidade de BOTUCATU. Ainda não temos o horário de início da cerimônia, mas seriam entregues medalhas MMDC nessa oportunidade.
No final, já na saída, o GINO e o MENDES saem na minha frente. Atraso-me no atendimento de um telefonema do Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Professor MADIA. O JOSÉ D´AMICO se incumbiu de ir até esse local agora, a fim de tratar da possibilidade da realização da comemoração do “DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA” na Faculdade.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - ACSP, GESTÃO MARÇO DE 2007 - MARÇO DE 2009, REALIZADA NO DIA 28 DE ABRIL DE 2008, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR DA ACSP (SALA TS).
Secretário: Paulo Tenório da Rocha Marques.
1. Lista de presença anexa.
2. Trabalhos presididos pelo conselheiro Francisco Giannoccaro.
3. Justificada a ausência de Viviano Ferrantini, Nagib Abssamra e Elvio Aliprandi, por motivo de viagem.
4. Aprovada a ata da reunião, com a correção do nome de D. Dirce Rudge Pacheco e Silva.
5. Ofícios expedidos – procedida a leitura de dois ofícios, sendo o primeiro dirigido ao Coronel PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda, cumprimentando-o pela sua recente promoção e o seguinte ao comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, solicitando a presença de guardas no Pátio do Colégio para policiarem o local que está sendo ocupado por número cada vez maior de desocupados e indigentes, que sujam e o usam como dormitório, deixando péssima impressão desse ponto histórico onde começou a cidade de São Paulo.
6. Juventude Constitucionalista – O Cel. Mario Ventura expôs a idéia de incluir no programa das comemorações do Movimento Constitucionalista de 1932 a participação de grupo de jovens que representa peça teatral inspirada em fatos reais ocorridos na ocasião. Todavia há dificuldade de encontrar local adequado para a encenação e, após algumas sugestões, Francisco Giannoccaro sugeriu o salão de festas do Clube Espéria e Paulo Tenório lembrou a possibilidade de se usar o salão nobre da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, após entendimentos com a direção desta.
7. Constituinte de 1934 A questão seguinte visou a organização de evento comemorativo da instalação da Constituinte de 1934, acontecimento de grande significado histórico,porque representou a vitória moral do Movimento Constitucionalista de 1932. A proposta é de convidar o ex-Governador Cláudio Lembo, para dissertar sobre o tema, em 17 de novembro havendo a Dra. Francês se oferecido para contatar o ex-Governador. Og Pozzoli propôs o dia 19 de novembro, dia da Bandeira Nacional, como mais adequado pelo seu significado. José D’Amico sugeriu a criação de uma placa alusiva à Constituinte de 1934, para ser colocada em local nobre.
8. Outorga do Colar Carlos de Souza Nazareth Francisco Giannoccaro noticiou que a Associação Comercial de São Paulo e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiram fazer a entrega do Colar Carlos de Souza Nazareth em julho próximo, no edifício do Tribunal de Justiça, a exemplo do que foi feito há quatro anos atrás em notável solenidade.
Ainda sobre o Colar Carlos de Souza Nazareth, nosso coordenador comunicou que no dia 10 de junho será feita a entrega do Colar, em cerimônia simples e no mesmo local onde são feitas as reuniões da Comissão Cívica e Cultural, aos membros do Conselho que concedem a honraria. Esse procedimento inspira-se na tradição histórica da medalhística e da heráldica.
9. Desfile de 7 de Setembro– Antonio Augusto Bizarro informou que já conversou com o General Oliva adiantando que ele está empenhado no assunto e que virá à Comissão Cívica para conversar a respeito.
10.Territórios indígenas - Antonio Augusto Bizarro assinalou que a região é rica em minerais estratégicos e que, exatamente por essa razão, corremos o risco de sérios problemas e conflitos graves, que poderão evoluir para a intervenção da ONU.
11.Raposa Serra do Sol Frances de Azevedo comentou matéria publicada no jornal “O Estado de S.Paulo”, segunda a qual existem 100.000 ONGs operando na região Amazônica e Antonio Pícoli referiu-se a frase de um ministro do governo federal afirmando que a democracia se fortalece com as invasões de propriedades efetuadas pelo Movimento dos sem terra. Og Pozzoli propõe o envio de ofício ao General Augusto Heleno apoiando sua posição competente, segura e patriótica em defesa do território nacional na qual o ilustre militar honra seu dever de militar. Indagados se concordavam com o envio desse ofício, os presentes manifestaram-se favoráveis. José Carlos de Barros Lima fez uma excelente explanação sobre a complexa situação que afeta a região Amazônica evidenciando a temerária postura do governo federal ante a gravidade da questão. Eloy Gonçalves de Oliveira elogiou nossas Forças Armadas, lamentando as iniciativas desagregadoras do governo federal. Além da unanimidade na aprovação de ofício ao General Heleno, todos os presentes manifestaram-se, também, em apoio ao Presidente do Supremo Tribunal Federal sugerindo, inclusive, ofício elogiando seu firme e corajoso discurso de posse. Guilherme Napoleão comentou que a melhor maneira de resolver a questão indígena seria pela miscigenação racial. Valdir Abdallah comentou as declarações do Ministro das Relações Exteriores, consideradas negativas e decepcionantes para o povo brasileiro. Giambattista Serra recordou a participação positiva do Brasil na questão do “Apartheid”,no sentido de liquidá-lo mas, no momento, o Brasil parece estar criando o “Apartheid” entre nós.
12. Medalha de 1932 - Milton Fernandes mencionou sua preocupação sobre a Medalha de 1932 na Assembléia Legislativa, alertando para que se faça alguma coisa para reavivar a questão. Antonio Mendes esclareceu que já estão sendo tomadas providências através do Deputado Major PM Olímpio que se interessou pelo assunto e está contornando as dificuldades.
13. Solenidade do MMDC – Núcleo Lapa – José Carlos de Barros Lima manifestou-se como coordenador do Núcleo Lapa da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, informando que essa “filial” foi organizada em 2005 e hoje constitui um centro de estudos e memória do Movimento Constitucionalista. Disse ainda que aproveitava nossa reunião para convidar os presentes a participarem de solenidade alusiva ao Dia da Juventude Constitucionalista, a realizar-se no dia 20 de maio, com a participação de tropas do Exército e da Polícia Militar, às 10 horas, na Praça John Lennon.
14. Portal Khronopédia – Milton Fernandes fez uma apresentação do material que já está inserido no portal sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Informou que o coordenador Francisco Giannoccaro está verificando a possibilidade da Associação Comercial de São Paulo participar desse projeto como preponente, sem nenhum custo financeiro para a ACSP.
15. Próxima reunião – Dia 12 de maio de 2008.
         Francisco Giannoccaro                             Paulo Tenório da Rocha Marques
                 Coordenador                                                               Secretário

No LARGO SÃO BENTO, no Metrô, inicio o retorno para casa, depois de uma tarde agitada.         

CORONEL PM Ref THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO elabora um ofício e o encaminha ao Presidente da Diretoria Executiva comunicando o seu afastamento do quadro social da Associação dos Oficiais de Reserva e Reformados da PMESP por não ter sido convidado para compor a Mesa Principal na Sessão Solene em homenagem ao 73º Aniversário da fundação da Associação, realizada em 25 de março de 2008. Ele, como ex-comandante da PMESP, achou que foi tratado de maneira aviltante e constrangedora.

FERNANDO UCHÔA, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), votou hoje pelo vitaliciamento na carreira do promotor THALES FERRI SCHOEDL, que matou um garoto e feriu outro, em 2004. Faltam 13 votos. O advogado da família das vítimas vai recorrer, alegando que o voto é nulo, pois UCHÔA analisou o mérito do crime.

Cinco crianças, com idade entre 2 e 9 anos, foram encontradas com múltiplas cicatrizes pelo corpo, bolhas nos pés e nas mãos, sujas e famintas, na periferia de GUARUJÁ, litoral paulista. As marcas de tortura, descobertas na tarde de sábado, impressionaram moradores da VILA ÁUREA, no distrito de VICENTE DE CARVALHO, que denunciaram os maus-tratos e chamaram a polícia, Conselho Tutelar e parentes das vítimas. As crianças acusaram o pai de torturá-las com o consentimento da mãe.
A conselheira tutelar CLÁUDIA NASCIMENTO disse ter ficado “espantada” com os relatos. Ela conta que o pai queimava a língua das crianças com isqueiro. Ele também acendia palitos de fósforo entre os dedos das mãos e pés das crianças. A delegada JULIANA GIANINI instaurou inquérito e determinou ao Setor de Investigação que localize os país.

O operador de caldeira PAULO ROGÉRIO GAMA, de 33 anos, confessou na sexta-feira, dia 25, ter matado DANILO DE SOUZA OLIVEIRA, de 9 anos, no dia 23, em PRESIDENTE PRUDENTE. O crime ocorreu na última quarta-feira, na casa do garoto, num conjunto residencial dentro do campus da Universidade do Oeste Paulista.
DANILO vivia com a mãe e o pai, encanador da universidade, dentro do campus. O assassino, também funcionário da UNOESTE, era amigo do pai do menino e vizinho da família. GAMA contou à polícia que invadiu a casa para cometer furtos, pois estava sem dinheiro e desesperado. No dia do crime, DANILO voltou da escola mais cedo, pois não teve as últimas aulas. Ao entrar em casa, o menino surpreendeu GAMA. Assustado, o caldeireiro deu um soco no garoto e o esfaqueou com uma faca que estava no local.O assassino chegou a ser detido no dia do crime, mas foi liberado por falta de provas. Em um novo interrogatório, na sexta, ele confessou o homicídio.

O atacante RONALDO, do MILAN, envolveu-se num incidente nesta manhã com três travestis num motel na BARRA DA TIJUCA, zona oeste do RIO, e teve de prestar depoimento na 16ª Delegacia de Polícia, acusado por um deles de tentativa de agressão. O travesti ANDRÉ LUÍS RIBEIRO ALBERTINO, conhecido como ANDRÉIA ALBERTINI, fez a queixa ao delegado CARLOS AUGUSTO NOGUEIRA e disse ainda que RONALDO não lhe pagou o combinado por um encontro. O jogador, em seu depoimento, rebateu a acusação e afirmou que foi vítima de uma tentativa de extorsão por parte de ANDRÉIA ALBERTINI – teria pedido trinta mil reais ao craque.

O Exército, por meio do 62º Batalhão de Infantaria de JOINVILLE, no norte de SANTA CATARINA, entrou hoje nas buscas ao padre ADELIR DE CARLI, de 41 anos, desaparecido desde o dia 20, depois de levantar vôo em PARANAGUÁ, litoral do PARANÁ, sentado em uma cadeira atada a mil balões de festas cheios de gás hélio.

O Justiça concedeu hábeas corpus ao empresário chinês LAW KIN CHONG, acusado pela Polícia Civil de ser o maior contrabandista do país. Segundo a assessoria do Tribunal Regional Federal de SÃO PAULO, no fim de semana, a defesa de CHONG deu entrada com o pedido de liberdade do empresário que havia sido novamente preso na sexta-feira, dia 25.
Essa é a terceira vez que LAW KIN CHONG vai preso e depois posto em liberdade. O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara de Execução Penal da Justiça Federal. Ele ficou detido na superintendência da PF no bairro da LAPA, zona Oeste da capital.

A caçada ao mandante pelo assassinato de quatro peruanos, em maio de 2007, levou a polícia a desmontar uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas. A líder do grupo, a peruana LUPE EMPERATRIZ VASQUEZ UTIA, de 22 anos, foi presa junto com  outras sete pessoas – cinco peruanos, uma nigeriana e um camaronês. Ela é suspeita de ordenar a matança. Entre as vítimas estava o próprio marido de LUPE, DANIEL ANGEL SALAZAR VEJA, com quem ela disputava o poder da quadrilha. Com o grupo, preso no JARAGUÁ e RIO PEQUENO, na zona norte e na oeste, foram apreendidos 20 quilos de cocaína pura. 

Uma mulher palestina e quatro de seus filhos, com idade entre 15 meses e 6 anos, morreram em uma explosão, hoje, na cidade de BEIT HANOUN, na FAIXA DE GAZA, durante confrontos entre militantes e soldados israelenses. Os dois lados acusaram-se mutuamente pela explosão. Os palestinos disseram que um tanque israelense disparou contra a casa, quando MIYASAR ABU MEATAK e seus filhos tomavam café de manhã. Outros dois filhos mais velhos foram internados em estado crítico. Mas o governo de ISRAEL assegurou que a explosão foi causada por militantes. Seus aviões dispararam contra homens armados que se aproximavam de seus soldados com duas grandes mochilas e, após o ataque, ocorreu uma forte explosão, indicando que eles carregavam bombas. Moradores disseram que um civil palestino de 17 anos, que passava pelo local, também morreu na explosão, mas asseguraram que nenhum militante foi morto.

Pelo menos 70 pessoas morreram e 400 ficaram feridas na colisão de dois trens de passageiros no leste da CHINA, no mais grave acidente do tipo desde 1997. Das centenas de pessoas levadas a hospitais, 70 estão em situação crítica. O acidente foi provocado pelo descarrilamento de um trem de alta velocidade que ia de PEQUIM para QINGDAO, cidade litorânea que será sede das provas de iatismo dos Jogos Olímpicos em agosto. O trem chocou-se às 4:43 horas na localidade de ZIBO com outro que vinha em sentido contrário, do balneário de YANTAI para a cidade de XUZHOU.

2 009        :       -    TERÇA-FEIRA
Levanto cedo e posso ter mais tempo para me dedicar aos meus papéis. Começo a levar para a hemeroteca os livros montados em agosto de 2007, dando espaço para os atuais. De três em três dias surge um novo livro. Há alguns que apenas ocupam dois dias de minhas memórias. Ainda não me decidi o futuro do diário. Os espaços estão sendo tomados e a própria hemeroteca está ficando acanhada.
Pela internet mantenho contato com um estudante de BRASÍLIA, que está fazendo um trabalho sobre a Revolução de 1932. Veio a São Paulo para entrevistar o GINO e o ABRAHÃO YÁZIGI. Solicita outros nomes, principalmente com relação à cidade de CAMPINAS. O Senhor PAULO DE BARROS CAMARGO presidiu durante um bom tempo o Departamento da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Hoje, não tenho notícias dele. Vamos tentar fazer um contato com o mesmo e ver se está em condições de ser entrevistado.  
No MMDC, nesta tarde, telefono para o celular do CORONEL MENDES e fico sabendo que ele se encontra na CRUZ AZUL. Ontem, o GINO manteve um contato com o MENDES e ele estava se recuperando de uma virose estomacal. No entanto, piorou e dona OÇAINE, sua esposa, o levou até a CRUZ AZUL, onde aguarda a presença do médico.
Procuro ver se tudo está em ordem para a realização da Assembléia Geral Eleitoral no dia 30 de abril. Não apareceram os candidatos e deverão continuar nas presidências da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, respectivamente, o GINO, CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA e o doutor FERNANDO LOPES DAVID. Meia hora antes da realização da Assembléia reunir-se-á o Conselho Superior para indicar o associado que irá presidi-la.
Por volta das 15:40 horas passa pela Sociedade o tesoureiro, TENENTE-CORONEL PM CODELO. Vem assinar cheques e tratar de outros assuntos referentes ao seu setor. CODELO desenvolve suas atividades na APMBB.
Ainda curtindo uma gripe, prefiro deixar o MMDC um pouco mais cedo, ou seja, por volta das 16 horas estou indo para o metrô SÉ. 

Recebo uma mensagem, pela Internet, referente a um acidente com o CORONEL PM Ref CARLOS FUGA
Queridos parentes e amigos
Informo a todos que estive ausente por alguns dias pelos seguintes motivos:
1 – fim de semana prolongado – Tiradentes -  em Hotel Fazenda em Itatiba
2 – durante a estadia, já na terça dia 21, brincando em um joguinho de voleibol, sofri uma queda muito forte, que causou o rompimento do tendão (ou ligamento, não sei bem...) do músculo quadríceps da perna esquerda. Assim, só pude sair do local transportado de ambulância, para primeiros socorros em Itatiba, e no dia seguinte, dia 22 fui internado no Hospital CRUZ AZUL DE SÃO PAULO, onde fui submetido a uma cirurgia no local afetado.
A intervenção cirúrgica ocorreu no dia 24 e só obtive alta hospitalar hoje, dia 27.
Estou com gesso da coxa ao calcanhar, e creio que por uns 90 dias......só paciência, fisioterapia, etc. etc...
Mas a cirurgia correu bem e agora só o tempo poderá resolver o problema. E depois ser contratado pelo Corinthians !!!!!
De cadeira de rodas posso usar o computador. Assim,  vamos continuar trocando mensagens, ok?
Um grande abraço a todos / C.Fuga

A professora MARIA LÚCIA CAMARGO manda-me um trabalho sobre o OBELISCO. PISANI envia fotos de propagandas antigas. O OCTÁVIO manda um e-mail sobre PALHAÇOS. Recebo e-mails também do GINO, GIANNOCCARO, CMT HORÁCIO, PAULINHA e outros amigos virtuais. Ainda nesta noite redijo algumas palavras para falar no dia 30, caso seja eu o presidente da Assembléia Geral Eleitoral. Uso as palavras de MAHATAMA GANDHI “AS COISAS QUE QUEREMOS E PARECEM IMPOSSÍVEIS SÓ PODEM SER CONSEGUIDAS COM UMA TEIMOSIA PACÍFICA”, para ilustrar as nossas conquistas na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Faleceu, aos 95 anos, SALIM HELOU, herói da Revolução Constitucionalista de 1932. Alistou-se no Batalhão 14 de Julho e foi combater em BURY. Formado em Engenharia pela Escola MACKENZIE COLLEGE. Foi presidente do Centro Acadêmico HORÁCIO LANE. Foi um dos fundadores da FUPE – Federação Universitária Paulista de Esportes e sócio do Clube Atlético Paulistano. No campeonato Universitário Sul Americano foi durante 15 anos recordista dos 110 metros sobre barreiras. De 1986 a 1988 foi o responsável pelo Voleibol e Caratê. Em 18 de dezembro de 1951, foi eleito conselheiro do Club Atlético Paulistano e reeleito diversas vezes.

Bandidos armados invadiram nesta noite o edifício onde mora o cantor e vereador AGNALDO TIMÓTEO. Os ladrões renderam um amigo dele que chegava ao local, invadiram o prédio e foram direto ao apartamento do cantor. Outro amigo dele estava no local e foi rendido também. TIMÓTEO fazia uma gravação no Programa RAUL GIL na hora do crime. Os marginais chegaram ao edifício, na Rua AUGUSTA, em um carro, por volta das 20:50 horas. Algum tempo depois, eles deixaram o apartamento do vereador carregando um cofre. Na saída, a quadrilha ainda seqüestrou o porteiro do edifício. Menos de uma hora depois, o refém foi abandonado na Marginal PINHEIROS, e chamou a PM. Ninguém havia sido preso até o fim da noite.

A Polícia Federal indiciou hoje por seis crimes DÓRIO FERMAN, presidente do BANCO OPPORTUNITY e braço direito do banqueiro DANIEL DANTAS. A exemplo de DANTAS – alvo maior da OPERAÇÃO SATIAGRAHA e enquadrado segunda-feira, dia 27 pela PF – FERMAN ficou em silêncio diante do delegado RICARDO ANDRADE SAADI, que preside o caso. Indignado porque, segundo alega, não teve acesso a 50 volumes de documentos que a PF juntou aos autos “em cima da hora”, FERMAN recusou-se até mesmo a assinar nota de culpa.

O Expresso Tiradentes, ex-Fura-Fila, ganhará nova roupagem, a de metrô de superfície com pneus (VLP) – que correm dentro de trilhos – e será movido a energia elétrica, em via elevada. Também terá verba do Estado, que passará a administrar o ramal  de 22,3 km entre a VILA PRUDENTE e CIDADE TIRADENTES, com a contribuição de um bilhão do Município, prometida pelo prefeito GILBERTO KASSAB inicialmente para o sistema metroviário tradicional.

A bailarina russa EKATERINA MAXIMOVA, que integrou por 30 anos o cenário do TEATRO BOLSHOI da RÚSSIA, morreu hoje, aos 70 anos, em sua casa em MOSCOU. A causa não foi anunciada. EKATERINA trabalhava como professora de balé, debutou no BOLSHOI em 1958 como MASHA da obra O QUEBRA-NOZES e até 1988 foi estrela da Casa, sendo chamada de “EKATERINA, A GRANDE” por sua técnica impecável e sua versatilidade. Interpretou ao longo de sua carreira a maioria dos papéis dos clássicos do balé e experimentou também da dança de vanguarda. Ela era casada com VLADIMIR VASILIEV, que foi diretor do TEATRO BOLSHOI.

A poeta, ensaísta e crítica literária uruguaia IDEA VILARIÑO, uma das figuras principais da Geração de 45 na literatura do URUGUAI, ao lado de escritores como MÁRIO BENEDETTI e JUAN CARLOS ONETTI, morreu hoje, aos 89 anos, em MONTEVIDÉU. IDEA VILARIÑO, nascida em 18 de agosto de 1920, destacou-se desde muito cedo no cenário literário ao lançar os livros de poesia LA SUPLICANTE (1945) e PARAÍSO PERDIDO (1949), duas de suas primeiras publicações. Em sua eclética carreira, além de escritora e professora, também compôs títulos míticos da música popular uruguaia e fez traduções, especialmente de obras de SHAKESPEARE.

Entre os escombros de ABRUZZO, região central da ITÁLIA devastada pelo terremoto do dia 6 de abril, o PAPA BENTO XVI consolou hoje sobreviventes da tragédia e exortou autoridades a ter “responsabilidade” e a fazer um “sério exame de consciência” sobre os prédios modernos que desabaram com o tremor, matando dezenas. Foi a primeira visita do pontífice à área devastada desde a catástrofe, que deixou 296 mortos e cerca de 63 mil desabrigados, segundo as autoridades.

2 010      :       -      QUARTA-FEIRA
O  DIA DOS ANIVERSARIANTES marcado pela esta quarta-feira é um pouco diferente das outra comemorações que proporcionamos neste ano. É que iremos lembrar os 71 anos do casamento do GINO e dona DINORAH. Eles bem merecem essa exaltação que iremos fazer logo mais.
Chego mais cedo na Sociedade para poder recepcionar os visitantes convidados: Os primeiros a chegar: HERMANO e seu companheiro; CAPITÃO PM PATRÍCIO (propõe-se a fornecer um oficial subalterno para conduzir o pavilhão nacional no dia 25 de maio, no evento marcado para a Câmara Municipal); Professora MARIA ODETE; CORONEL PM CANAVÓ (depois de muitos meses afastado da Sociedade por motivo de saúde); Doutora MARIA LÚCIA CAMARGO; GINO, acompanhado de dona DINORAH (também aniversariante do mês de abril) e do filho ALDO; PAULO BOMFIM e JOSÉ D´AMICO (a chegada do poeta deixa o GINO emocionado), Juiz JOSÉ MARIA, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM; PEDRO PAULO PENNA TRINDADE. A Diretora de Comunicação Social, CAMILA GIUDICE, chega um pouco mais tarde porque teve um compromisso na Avenida Paulista.
É emocionante esse encontro. O CORONEL MENDES também comparece e engrandece o nosso respeito pelo casal GINO – DINORAH. Sente-se a alegria que é transparente no semblante deles.
CAMILA idealizou um quadro para colocar o jornal especial dos 71 anos do casamento do GINO e dona DINORAH. Todos assinam no verso do quadro.
Procuramos divulgar a todos os presentes as solenidades que teremos em 23 e 25 de maio.. MENDES conversa comigo sobre a concessão do Diploma de Amigo da 12ª Companhia de Comunicações Leve, em CAÇAPAVA, no dia 5 de maio. Sairemos da Sociedade por volta das 7 horas daquela data. Uma viatura do Exército virá nos buscar. O GINO, o MENDES e eu receberão esse diploma. Outra data comemorativa é o DIA DA VITÓRIA, 65º Aniversário do Termino da Segunda Guerra, em 6 de maio, às 11:30 horas, no Vão Livre do MASP, na Avenida PAULISTA. Também chega um convite para amanhã, às 19 horas, na Câmara Municipal, quando acontecerá uma sessão Solene em homenagem ao DIA DO ESCOTEIRO.
O MENDES deixa-me cópias de algumas páginas do livro de CYRO ARMANDO CATTA PRETA “QUERENÇA”. Um pouco da história de ORLÂNDIA contada em sonetos. É que essa cidade em 1932 fez parte da Revolução de 1932 e o poeta declama em versos as lembranças que ficaram daquela época.

Os nossos convidados vão se retirando e fico ainda conversando até quase 19 horas com o JOSÉ D´AMICO e a CAMILA. Prefiro ainda permanecer no MMDC um pouco mais porque é muito difícil viajar para GUARULHOS nesse horário. O encontro com UMBERTO D´URSO, que seria realizado hoje, foi adiado para a próxima terça-feira.     
Uma gripe vai piorar muito minha situação. Chego em casa em péssimas condições, espirrando muito, tossindo e com coriza. A cama é o melhor lugar.

ADRIANO levou a melhor sobre RONALDO na primeira vez em que os badalados artilheiros se enfrentaram. Com um gol de pênalti de seu camisa 10, no MARACANÃ, o FLAMENGO abriu vantagem sobre o CORINTHIANS nas oitavas de final da LIBERTADORES, em importante vitória por 1 a 0 depois de jogar mais de um tempo com um jogador a menos – MICHAEL foi expulso. Após fechar a primeira fase invicto, com a melhor campanha e marcando gols sempre, o CORINTHIANS terá de ganhar no PACAEMBU para manter o sonho de conquistar o título que lhe falta, no ano de seu centenário.

O SANTOS flertou com a eliminação precoce da COPA DO BRASIL, mas saiu do MINEIRÃO com motivos para otimismo. A derrota por 3 a 2 para o ATLÉTICO MINEIRO, nesta noite, faz com que o PEIXE precise de vitória por um gol de diferença na próxima semana, na VILA BELMIRO, para avançar às semifinais.

Com os dois times mostrando o que têm de melhor – ao menos nos números – SÃO PAULO e UNIVERSITÁRIO ficaram hoje no 0 a 0 no Estádio MONUMENTAL, em LIMA, no PERU, na partida de ida das oitavas de final da LIBERTADORES. Nada era mais previsível no duelo entre as duas melhores defesas da competição do que esse resultado.
Com um jogador a menos desde os 11 minutos do primeiro tempo – KLÉBER, autor do gol brasileiro, foi expulso ao fazer falta feia em ERVITI – o INTERNACIONAL não resistiu ao ataque argentino e perdeu hoje do BANFIELD por 3 a 1, na primeira partida das oitavas de final da LIBERTADORES.

No início da tarde a assessoria de imprensa da apresentadora HEBE CAMARGO, de 81 anos, afirmou que ela já está curada do câncer de peritônio e já não freqüenta a quimioterapia. Ela passou por exame que constatou a melhora. “Deus nunca me abandonou, nunca vi a vida com tanta alegria”, disse HEBE.

O Tribunal de Justiça Militar decretou hoje a prisão temporária por 30 dias de 12 PMs suspeitos de participarem das agressões que levaram à morte o motoboy EDUARDO LUÍS PINHEIRO DOS SANTOS, de 30 anos, na noite de 9 de abril, na sede da 1ª Companhia do 9º Batalhão da PM. Dez soldados, um sargento e uma tenente – torturou SANTOS, enquanto os demais não fizeram nada para impedir as agressões. O advogado ELIEZER PEREIRA MARTINS, que defende os acusados, afirmou que a decisão é “precipitada e inconsistente”. A prisão foi pedida à Justiça pela Corregedoria da PM, que investiga o caso desde a última quinta-feira. “Há uma possibilidade de os PMs terem cometido um homicídio e estamos levantando elementos que identifiquem o que cada um fez”, afirmou o porta-voz da Corregedoria, MAJOR PM MARCELO NAGY.

Servidores do Judiciário do Estado iniciaram hoje greve por tempo indeterminado por reajuste salarial de 20,16%. Em assembleia realizada em frente ao Fórum JOÃO MENDES, no Centro de São Paulo, cerca de oito mil servidores rejeitaram a proposta do presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador ANTÔNIO CARLOS VIANA SANTOS. Ele propôs reposição salarial de 4,17% prevista no projeto de lei a ser enviado à Assembléia Legislativa até junho.

A jornalista FERNANDA CARDINALI, de 37 anos, era diretora de uma grande firma de comunicação empresarial. Sua carreira acompanha a história da própria empresa. Foi chamada logo na fundação para formar o time de atendimento aos clientes das áreas de Internet, varejo, educação e consumo. Escrevia textos de divulgação para imprensa, criava estratégias de comunicação e “vendia pautas” como ninguém. Sua eficiência em apresentar resultados rendeu a primeira promoção em cinco anos. Tornou-se coordenadora. Mesmo depois de virar diretora, em 2008, continuou com alguns clientes do início da carreira, que não a abandonavam. Faleceu hoje. 

O italiano FURIO SCARPELLI morreu hoje aos 90 anos em decorrência de problemas cardíacos. Ao lado de AGENORE INCROCCI, que faleceu em 2005, ele foi um dos precursores da comédia italiana nos anos 1950.

Mais dois brasileiros foram presos hoje na cidade de PEDRO JUAN CABALLERO, no PARAGUAI, acusados de participação no atentado contra o senador paraguaio ROBERT ACEVEDO. A cidade faz fronteira com o MATO GROSSO DO SUL. Os detidos, JOSUÉ DOS SANTOS e DANIEL DOS SANTOS, seriam ligados à maior facção criminosa de São Paulo. Ontem, a polícia paraguaia já havia anunciado a prisão de outros dois brasileiros envolvidos no atentado: NEVAILTON MARCOS CORDEIRO, de São Paulo, e EDUARDO DA SILVA, de VITÓRIA, que também teriam ligação com a facção. No ataque, o motorista e um segurança do senador morreram. ACEVEDO, que ficou ferido, afirmou que traficantes oferecem 300 mil dólares pela sua cabeça.  

2 011     :       -      QUINTA-FEIRA
LUCINDA não melhorou em nada. Causa preocupação seu estado de saúde. São 8 horas e ela está dormindo. Isso é algo inacreditável. Geralmente, antes das 6 horas ela já está cuidando da casa, com muita disposição. Nem a presença do bisneto a reanima.
Numa manhã chuvosa, procuro sair mais cedo para passar na Caixa Beneficente da PMESP e atualizar a credencial da LUCINDA junto à CRUZ AZUL. Acontece que fico mais de duas horas dentro de um coletivo e, com a chuva que cai, não há possibilidade alguma de ir à CRUZ AZUL.
Chego mais cedo à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Hoje irá se reunir o CONSELHO SUPERIOR para escolher o nome do associado que irá presidir a Assembléia Geral Eleitoral amanhã. Vamos contar com as presenças do advogado CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI, CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA (Presidente do Conselho Deliberativo), GINO STRUFFALDI (Presidente da Diretoria Executiva) e CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES escolhido para a Presidência da Assembléia.
Acompanhando o ROMAGNOLI comparece ao MMDC a JANAÍNA. Tempos atrás ela foi presidente do núcleo da Sociedade em GUARULHOS. Depois, por desencontros causados por má interpretação de certos fatos acontecidos, achou melhor se afastar da Sociedade. É bem recebida, pois trabalhou durante um bom tempo pelo sucesso das causas abraçadas pelo MMDC. Enquanto se realiza a reunião do CS ela permanece junto com a MARINEI.
O MENDES trouxe cópia do Suplemento Especial de O ESTADO DE SÃO PAULO, datado de 9 de julho de 1982. Foi uma contribuição aos 50 anos da Revolução Constitucionalista; um amigo do MENDES trouxe essa relíquia à Sociedade por ocasião do DIA DOS ANIVERSARIANTES, ou seja, ontem.
FERNANDO DAVID, Presidente do Conselho Fiscal, não pode comparecer face atividades de seu escritório contábil, atrapalhado com as declarações do Imposto de Renda de última hora. MENDES e GINO telefonam para o DAVID e este concorda em concorrer à eleição de amanhã.
O CONSELHO SUPERIOR aproveita a reunião para homologar as contas da Diretoria Executiva referentes a 2010. É aceito o nome do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES para presidir a Assembléia Geral Eleitoral. São candidatos únicos: para a presidência da Diretoria Executiva – CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA; para a presidência do Conselho Deliberativo – CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA; para a presidência do Conselho Fiscal, doutor FERNANDO DAVID.
Aproveitamos esse encontro para trocarmos pontos de vista com relação ao futuro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Preocupado com o estado de saúde da LUCINDA deixo o MMDC tão logo termina a reunião. Continua o mau tempo e a demora no trânsito é algo que irrita.
JOÃO GOMES conta que sua mãe está no Hospital Geral de GUARULHOS. Os exames de sangue constataram um infecção urinária. Ela está tomando soro e isso irá demorar um bom tempo. MARLENE acha-se em sua companhia e deverá telefonar assim que sua mãe estiver em condições de retornar para casa.
Somente depois das 22 horas o JOÃO GOMES vai buscar sua mãe no Hospital Municipal. LUCINDA tomou soro e se constatou uma pneumonia, além da inflamação urinária. Impressionante é a sedimentação dos leucócitos em seu organismo. Quando o normal é inferior a 10 mil por ml ela apresenta nada mais, nada menos, do que 738 mil leucócitos por ml. O normal das hemácias é inferior a 5 mil/ml e ela está com 12 mil/ml. São receitados os remédios que amanhã a MARLENE irá comprar ou adquirir no Posto de Saúde.
LUCINDA está com outra disposição. Mas não pode brincar. Uma coisa ela anuncia: depois de 40 anos fumando cigarros achou de parar. Será que dá para confiar?
Recebo uma série de mensagens nesta noite?
Olá Sr.Ventura,
bom dia!
Espero que tenha melhorado da gripe. Agora começa um tempinho frio, e muitas pessoas estão assim.
Imagina só, desanimar jamais...as vezes, nosso corpo físico precisa de uma
"parada", um descanso, e mentalmente também é assim. Mas, continuar a cada dia com esperança e alegria de viver renovada...seguir em frente, continuando...a escrever também...
A palavra escrita ou falada, assim como nossos pensamentos é uma energia criadora. Imagina que responsabilidade, quando muitas pessoas do mundo tem acesso a essas informações...é maravilhoso!!!
Ao escrever pensamos antes, e essa energia já está criada no Universo.
Bom...deixando meu lado filosófico de lado...rsrs
Ahaaa a tia é como o franguinho da Sadia, corre o dia todo...rsrsrsrs
Imagino com um bisneto, ela deve ter mais pique para correr que eu...rsrs
Como escreví em email anterior, vem mais um(a) bisneto(a) da minha mãe por aí...se Deus quiser chega em novembro. É da minha filha Fabiana, uma das gemeas.
Eu tenho 3 filhas:
A Vládia com 29 anos, a Flávia e a Fabiana que são gemeas com 24 anos.
Mas eu já sou avó. Meu netinho tem 3 anos, é o Matheus. Filho da Flávia.
Dos meus irmãos quem já são avós:
O Roberto, tem 2 netos. O José com 9 anos e a Miriã com 5 meses.
A Célia tem 2 netos. O Vinícius com 10 anos e o Jacob com 1 aninho, os 2 são da Ariane, filha mais velha da Célia.
Minha mãe está bem, com alguns problemas naturais da idade. Ainda continua a cuidar da casa como sempre fez. Muito disposta para trabalhar, graças a Deus.
Almoço em família é sempre muito gostoso. Todos falam ao mesmo tempo,
risadas, e o mais importante há respeito entre os irmãos. Procuro passar isso para as minhas filhas , meus genros, e agora meus netos. Aprendemos sempre uns com os outros. A vida é uma troca de conhecimentos, não é mesmo?
Meu pai foi para outro plano em 2002, mas até hoje sempre me lembro dele todos os dias, inclusive nas reuniões em família, o que é impossível não lembrar.
Não escrevo como o senhor, mas vou parando por aqui, porque na mesma proporção que eu falo, também escrevo...rsrs
Um grande abraço a todos e meu carinho,
Ivete

Comandante da PM compra Captiva para ele e 61 Vectras para os coronéis
O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Alvaro Batista Camilo, comprou, por R$ 2,8 milhões, um Captiva para ele e 61 Vectras para atender os coronéis da corporação. Classificado como um utilitário esportivo de luxo, o Captiva do comandante saiu por R$ 92,9 mil e permite que ele compareça a seus compromissos e vá da casa ao trabalho em um carro mais caro e luxuoso que o usado pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), que normalmente utiliza Vectra ou Corolla.
Anteontem, o Estado flagrou o coronel em seu carro quando chegava a um encontro na zona norte de São Paulo. A seis quilômetros dali, Alckmin subia em um Vectra preto após uma solenidade na zona leste. O governador abriu mão dos Ômegas blindados contratados por seu antecessor, José Serra (PSDB).
Seu exemplo foi seguido pelo delegado-geral, Marcos Carneiro Lima, que se desfez de três Vectras e duas Blazers que serviam à chefia da Polícia Civil - ele mantém um Vectra e duas Blazers. Os carros são usados agora na apuração de crimes. Além disso, na Civil só diretores de departamento - 20 dos 132 delegados de classe especial - têm carro descaracterizado.
A compra do Captiva e dos Vectras para todos os coronéis é polêmica ainda por causa da legislação sobre o uso de veículos por autoridades no Estado. Ela estabelece hierarquia de carros de acordo com o cargo. O governador e o vice (Grupo Especial) têm direito aos carros mais caros. Depois, vêm os secretários (Grupo A) e, por último, as autoridades do Grupo B, entre as quais estão o comandante e o delegado-geral. Portaria de junho de 2010 diz que o Captiva só pode ser adquirido como veículo de prestação de serviço.
Mudança. Fazia mais de uma década que coronéis da PM não tinham veículos descaracterizados, sem as cores da polícia. Ao Estado, o coronel Camilo disse que a compra dos carros foi feita porque coronéis são executivos e não podem andar em viaturas para não serem parados a toda hora para atender às ocorrências. Em nenhum momento, alegou razões de segurança. De fato, nenhum dos veículos é blindado. A PM tem 57 coronéis.
O contrato de compra dos carros foi feito pela Diretoria de Logística da PM e publicado no Diário Oficial em 16 de outubro de 2010. Ele incluía 161 veículos da GM, sem especificar quantos eram viaturas oficiais e quantos eram carros sem identificação, para os coronéis. O valor total da compra foi de R$ 5,8 milhões. Foram adquiridos duas Montanas, 61 Vectras Expression, 92 Corsas Hatch, cinco Corsas Sedan e o Captiva. Cada Vectra saiu por R$ 44,9 mil - os 61 custaram R$ 2,73 milhões. Já os R$ 92 mil do Captiva equivalem ao preço de três Corsas - R$ 30 mil cada.
Após polêmica, coronel da PM de São Paulo suspende uso de carro de luxo

O comandante-geral da Polícia Militar (PM) de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, suspendeu o uso do utilitário esportivo de luxo Captiva, comprado pela corporação por R$ 92,9 mil, até que o governo do Estado avalie a real necessidade do automóvel, informou hoje o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que disse que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) estudará a questão e elogiou Camilo, destacando que ele é "extremamente dedicado e corretíssimo".
"Ele (Camilo) abriu mão hoje (do uso do carro), até que seja avaliada a questão de utilização do veículo oficial e o tipo de veículo utilizado", disse Alckmin, após participar de evento de divulgação da campanha de 2011 da vacinação contra a gripe. "Essa questão específica vai ser verificada, o procedimento, o protocolo, de acordo com as funções do governo. Depois, o secretário de Segurança (Antônio Ferreira Pinto) vai explicar."
Em outubro, o comandante-geral da PM comprou por R$ 2,8 milhões um Captiva para uso dele e 61 Vectras, que transportam os coronéis. O Captiva é mais luxuoso do que os automóveis usados pelo governador de São Paulo, Vectra ou Corolla. A legislação sobre o uso de veículos oficiais estabelece uma hierarquia - quanto maior o cargo, mais caro o automóvel que pode ser usado. Alckmin ressaltou ainda que não vê necessidade de usar carros blindados. "O Palácio dos Bandeirantes tinha um grande número de veículos blindados, que são mais caros. Então, abrimos mão. Ninguém pode usar carro blindado, que é mais caro."

São Paulo, 28 de abril de 2011.
Caro e estimado Presidente, Cap Ref EB e Combatente de 1932, Senhor Gino Struffaldi,
Eu, Alexandre Bueno Pinheiro, brasileiro, casado, portador do RG 19514754-6 e do CPF 118.884.5578-80, sócio dessa Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, com o nº 10.202, venho por meio deste, solicitar meu desligamento do quadro de associados, por motivo de fórum íntimo.
Espero que tenha durante estes anos contribuído com a difusão dos valores e ideais da Revolução Constitucionalista de 1932, fazendo brotar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no Morumbi com o incentivo ao meu amigo Herbert, e na Zona Leste de São Paulo, este espírito; bem como com a aproximação de outras entidades e FFAA, em especial a SOAMI, além de oxigenar Núcleos como o de Campinas, com o apoio da PM e do EB de lá, e de Guarulhos, no incentivo ao meu amigo Rios.
Desejo de coração sucesso para a Sociedade nesta árdua, mas gratificante empreitada e continuarei contribuindo de forma pessoal com estes ideais.
Um abraço fraterno a todos e fiquem com Deus.
ALEXANDRE BUENO PINHEIRO
         Capitão PMESP

A exemplo dos vereadores paulistanos, a bancada de deputados federais do PSDB de SÃO PAULO resolveu pleitear maior espaço na formação da nova Executiva estadual, que será eleita daqui a uma semana. Inspirados pelas demandas dos vereadores, que conseguiram ampliar a influência na cúpula partidária municipal após racha que resultou na saída de seis parlamentares, os deputados decidiram pedir, na formação da Executiva estadual, o mesmo espaço obtido pelos colegas tucanos da Câmara Municipal. A palavra de ordem é “isonomia”. Em almoço na terça-feira, dia 26, no Senado, os deputados LUIZ FERNANDO MACHADO, coordenador da bancada paulista, VAZ DE LIMA e o senador ALOYSIO NUNES FERREIRA avaliaram que os parlamentares devem ter mais representatividade na cúpula partidária, já que a presidência do partido ficará com um deputado estadual, PEDRO TOBIAS, que conta com o apoio do governador GERALDO ALCKMIN.

Expulso do PT há cinco anos e meio, no rastro do escândalo do mensalão, o ex-tesoureiro DELÚBIO SOARES será anistiado pelo partido no sábado, dia 30 de abril. DELÚBIO protocolou hoje, em reunião da Executiva Nacional, o pedido de refiliação, que passará amanhã pelo crivo do diretório petista.

O Ministro NAPOLEÃO MAIA, do Superior Tribunal de Justiça, determinou hoje a soltura da promotora de Justiça DEBORAH GUERNER, e do marido dela, o empresário JORGE GUERNER. Investigados por suspeita de envolvimento num esquema de corrupção no DISTRITO FEDERAL que ficou conhecido com “mensalão do DEM”, os dois estavam presos desde o dia 20 por ordem do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O TRF tinha concluído que os dois tentaram atrapalhar as investigações e que havia o risco de fuga. A promotora DEBORAH teve a ajuda de um psiquiatra para simular um distúrbio mental e atrapalhar as investigações.

O novo presidente do Conselho de Ética do Senado, JOÃO ALBERTO SOUZA, assinou atos secretos quando era membro da Mesa Diretora da Casa, entre 2003 e 2007. O nome do senador aparece chancelando boletins sigilosos de criação de novos cargos, aumento de salários e concessão de benefícios para servidores e senadores. Em 2009, quando a existência desses atos secretos foi revelada pelo ESTADO, o nome de JOÃO ALBERTO, homem de confiança do presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, ficou de fora do escândalo porque na ocasião ele não era mais senador, mas vice-governador de ROSEANA SARNEY, no MARANHÃO.  

O Tribunal de Justiça do DISTRITO FEDERAL rejeitou em segunda instância, por unanimidade de votos dos desembargadores da 2ª Turma Criminal, o pedido de abertura de ação penal contra os três jornalistas que assinaram, em junho de 2009, reportagens do ESTADO sobre o empresário JOSÉ ADRIANO CORDEIRO SARNEY, neto do presidente do Senado, JOSÉ SARNEY. Para os desembargadores, as reportagens “tiveram por objetivo prestar informações sobre fatos de interesse público decorrentes de investigações”. Segundo o TJ-DF, os repórteres ROSA COSTA, LEANDRO COLON e RODRIGO RANGEL atuaram “dentro do âmbito da liberdade de imprensa e de manifestação de pensamento” garantidos pela Constituição Federal. “Tiveram também os autores das matérias o cuidado de indicarem as fontes, investigarem as informações e, sobretudo, ouvirem os envolvidos, inclusive publicando as respectivas explicações, dentre as quais se destaca a entrevista com o próprio querelante (neto de SARNEY), diz o voto do relator, desembargador JOÃO TIMÓTEO DE OLIVEIRA. O julgamento ocorreu no dia 7 de abril e o acórdão foi publicado no dia 18 no Diário Oficial de Justiça. JOSÉ ADRIANO pedia a condenação dos jornalistas pelos crimes de injúria, calúnia e difamação. Para o TJ-DF, os crimes apontados pelo neto de SARNEY não foram cometidos pelos jornalistas. Ele perdeu na primeira instância e recorreu. Segundo ele, as reportagens continham “inverdades” e “conjecturas descabidas” para denegrir a sua honra.  

Em 1989, o empresário VILI FRANCISCO MEUSBURGER apresentou ao BRASIL o primeiro respirador descartável em formato dobrável, que se tornou um grande sucesso em todo o país e levou várias empresas a copiarem o modelo. Na época, MEUSBURGER, formado em administração, atuava na EPICON, empresa que ajudou a fundar e foi a pioneira na produção do dispositivo. Ele havia entrado para o setor de equipamentos de proteção respiratória apenas três anos antes, ao assumir a gerência nacional de vendas da DRAGER DO BRASIL. Morreu hoje em conseqüência de complicações decorrentes de um transplante de medula. Nasceu em 28 de agosto de 1942.

Por sete minutos, a top brasileira GISELE BÜNDCHEN, garota propaganda da C&A, posa na vitrine no Shopping IGUATEMI, na zona sul de SÃO PAULO Com a ajuda de um miniprovador, GISELE trocou de roupa ali mesmo. Sob chuva, 200 pessoas se empurravam na frente da loja, algumas tentando tocar a modelo pelo vidro, como num aquário. O evento publicitário chamou a atenção para a nova coleção da marca.

Seis Estados americanos amanheceram hoje devastados por cerca de cem tornados, que provocaram a morte de ao menos 285 pessoas e ferimentos em outras 941, segundo dados divulgados até 19 horas. Somente no ALABAMA, as vítimas totalizaram 194. WASHINGTON declarou estado de emergência em toda a região. Órgãos federais e estaduais enviaram equipes em helicópteros e aviões para avaliar os danos. Cerca de 2 mil soldados da Guarda Nacional e centenas de policiais e bombeiros seguiram para a região para auxiliar as vítimas e prevenir novas tragédias. O Serviço Nacional de Meteorologia previu hoje a formação de mais tornados nos próximos dias.   

Pelo menos 15 pessoas morreram hoje à tarde no principal ponto turístico de MARRAKESH, no MARROCOS, em um ataque terrorista que destruiu o café ARGANA – que concentra estrangeiros na Praça JAMAA EL-FNA. Segundo testemunhas, um homem-bomba invadiu a cozinha do local e detonou seus explosivos próximo aos botijões de gás do estabelecimento.

Às vésperas da beatificação do PAPA JOÃO PAULO II, a POLÔNIA enche de demonstrações de fé e orgulho. O país onde nasceu KAROL WOJTYLA vive um clima de grande expectativa para a cerimônia de beatificação, que será realizada no domingo, dia 1º de maio, em ROMA. Peregrinos lotam ônibus e trens rumo à jornada de 30 horas até a ITÁLIA. Outros milhares devem preencher as praças na capital VARSÓVIA, em CRACÓVIA, e na cidade natal de JOÃO PAULO II, WADOWICE, para assistir à cerimônia em telões.

2 012     :      -       SÁBADO
Madrugada de susto. Por volta das 2 horas MARLENE volta para casa, após se divertir num karaokê. Sofre aumento da taxa de diabetes e sua mãe vai encontrá-la no chão, gemendo. Ela quer tomar o seu remédio. O seu irmão JOÃO procura as cápsulas, mas não encontra. Não quer ir para o pronto socorro e, com muito custo, com a ajuda do JOÃO GOMES, consegue ir para sua casa. Não é a primeira vez que isso acontece.
Na manhã deste sábado dedico-me ao computador. Consigo separar de minhas memórias alguns assuntos que interessam ao histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC bem como ao histórico do TÚNEL 9 DE JULHO. Atualizo o dia 28 de abril.
No período da tarde recebo a visita do PAULO ROGÉRIO DI GENNARO, filho da MARLENE (prima da LUCINDA) e do ARNALDO DI GENNARO. Como Policial Militar, no início dos anos 2000, ele se viu envolvido numa ocorrência policial e foi submetido a Conselho de Disciplina. Foi expulso da corporação e entrou com pedido de nulidade do ato administrativo, em vista de ter sido absolvido, pelos mesmos fatos, em processo crime. Foi negado provimento ao recurso. Foi feita a apelação, julgada improcedente. O processo está arquivado. Encaminho, por e-mail, para o advogado DINAMARCO estudar esse processo e ver se cabe algum recurso. A visita do ROGÉRIO trouxe à lembrança as memórias de seus pais, já falecidos.

Mil pessoas participaram hoje da MARCHA DO AXÉ, passeata organizada por líderes religiosos do candomblé e umbanda, segundo estimativa da Polícia Militar. A marcha saiu do estacionamento da Assembléia Legislativa, em frente ao Parque do IBIRAPUERA, às 15:50 horas, e terminou diante de um palco armado dentro do IBIRAPUERA, às 20 horas. “A chuva e o feriado atrapalharam, mas o recado foi dado: intolerância religiosa não”, diz um dos líderes, o sacerdote JORGE SCRITORI. “As religiões neopentecostais têm usado a mídia para desmerecer as religiões de matriz africana. O rótulo macumbeiro tem prejudicado muito nossa comunidade”, falou o organizador da marcha, Pai GUIMARÃES D´OGUM. Os deputados estaduais LECI BRANDÃO e CARLOS GIANNAZI também participaram da marcha.

Por três milésimos de segundo, RUBENS BARRICHELLO não conseguiu avançar ao Q2, o grupo dos 12 mais rápidos, num treino classificatório da INDY. Dessa forma, RUBINHO largará amanhã, às 12:30 horas, na 13ª posição, repetindo sua melhor colocação de partida, que foi alcançada na etapa de abertura do campeonato, em St. PETERSBURG, na FLÓRIDA. É seu reencontro com a torcida brasileira, mas num local e categoria diferentes do que estava acostumado. A pole ficou com o “rei da SÃO PAULO INDY 300”. O australiano WILL POWER livrou vantagem de apenas quatro centésimos sobre o escocês DARIO FRANCHITTI. O brasileiro que larga melhor é TONY KANAAN. O companheiro de RUBINHO na KV fez o 12º melhor tempo. HÉLIO CASTRONEVES, sentindo as conseqüências da forte batida no segundo treino livre, sai em 20º e BIA FIGUEIREDO fez o 21 tempo. POWER confirmou que se sente muito à vontade na cidade. “Até pedi para o TONY KANAAN para ver um apartamento para eu comprar aqui”, brincou. O líder do campeonato considera relativa a importância da pole em SÃO PAULO. “Nesta pista é fácil ultrapassar, mas a pole é importante para evitar acidente na primeira curva. Estamos rápidos, mas se chover muda tudo. Nesse quadro, a pole ajuda porque não pegaremos spray”. FRANCHITTI não ficou totalmente satisfeito com a segunda colocação, mas está aliviado graças aos progressos alcançados por sua equipe e pelo motor HONDA.

Um dérbi para a história. É assim que pode ser definido o confronto de amanhã entre GUARANI e PONTE PRETA, às 18:30 horas, no Estádio BRINCO DE OURO, pelas semifinais do Campeonato Paulista. Ao contrário do último duelo, marcado por muita tensão entre os torcedores, o clássico desse fim de semana vem mexendo com a cidade de forma positiva, fazendo muitos relembrarem as décadas de 1970 e 1980, quando CAMPINAS chegou a ser chamada de “CAPITAL DO FUTEBOL”. Por causa do equilíbrio dos dois times durante a temporada, ninguém arrisca dizer quem é o favorito para chegar à decisão do Paulista. O GUARANI tem a vantagem de atuar diante de seus torcedores por ter realizado melhor campanha na fase classificatória, quando terminou na quarta colocação, com 36 pontos. A PONTE foi apenas a oitava, com 28 pontos. Para chegar até aqui, o GUARANI eliminou o PALMEIRAS no último fim de semana ao vencer por 3 a 2, também no BRINCO DE OURO. Pelo mesmo placar, a PONTE acabou surpreendendo o CORINTHIANS, em pleno PACAEMBU. Na última quinta-feira, a PONTE PRETA enfrentaria o SÃO PAULO pelas oitavas de final da COPA DO BRASIL, mas o jogo foi cancelado em razão da chuva em CAMPINAS.    

Os brasileiros gastam 194,8 bilhões de reais por ano com pagamentos de juros de empréstimos bancários. Isso equivale a dizer que, se todas as 54 milhões de pessoas com contas em bancos hoje tivessem buscado crédito no sistema financeiro, cada uma teria um gasto anual de 3,6 mil reais. Essa cifra corresponde à despesa só com juros, sem considerar a amortização do empréstimo principal.

Após passar por uma blitz do Comando de Policiamento de Trânsito na BARRA FUNDA, por volta das 8:30 horas, o jogador do SÃO PAULO, LUÍS FABIANO teve o carro, um AUDI RS 5, apreendido e levado ao pátio da Companhia de Engenharia de Tráfego, por estar sem placa dianteira e ter irregularidades na placa traseira. Autuado, LUÍS FABIANO já tem 37 pontos na carteira, situação que, segundo a polícia de trânsito, pode ser regularizada até 2015, quando vence a habilitação do jogador. Registrado em CURITIBA, no PARANÁ, o AUDI já acumula dívida de 10 mil reais no DETRAN-PR, pelo não pagamento do IPVA e licenciamento 2012, mas pode circular em SÃO PAULO até agosto. LUÍS FABIANO alegou que o carro ainda não está em seu nome e foi adquirido recentemente.

Revoltado com a morte do irmão, o TENENTE PM GENILSON ALVES DE SOUZA, invadiu à paisana, por volta das 22 horas de ontem, o Hospital de Urgência JOÃO ALVES FILHO (HUSE), de SERGIPE,  o maior hospital público do Estado, em ARACAJU, e atirou contra três suspeitos: ADALBERTO SANTOS SILVA, MÁRCIO ALVES DOS SANTOS e CLEIDSON DOS SANTOS, que morreram no local. Após os disparos, GENILSON fugiu e só se entregou à polícia hoje à tarde. Irmão de GENILSON, o também policial JAILSON SOUZA teria localizado os três suspeitos de roubar sua moto e iniciou uma troca de tiros, que deixou os quatro feridos. Todos foram levados ao HUSE, onde JAILSON morreu.

Após ter a motocicleta apreendida ontem à noite, em PRESIDENTE PRUDENTE, um jovem de 18 anos resolveu vingar-se da Polícia Militar. Com um comparsa de 17 anos, ele comprou dois litros de gasolina e, hoje pela madrugada, ateou fogo na base da PM localizada na VILA REAL, periferia da cidade. Eles foram presos nesta tarde e confessaram o crime. O fogo destruiu documentos, equipamentos de radiocomunicação e milhares de roupas doadas para a Campanha do Agasalho – além da própria moto do acusado. A PM vai pedir â Justiça a prisão preventiva dele. Já o colega deverá ser encaminhado à FUNDAÇÃO CASA.   

As suspeitas de que o presidente da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY, teve sua campanha à presidência em 2007 financiada com dinheiro ilegal oriundo do regime de MUAMAR KADAFI, na LÍBIA, ficaram mais fortes hoje. O site MÉDIAPART publicou uma reportagem indicando que o ex-chanceler da LÍBIA, MOUSSA KOUSSA, teria ordenado a transferência de 50 milhões de euros destinados à campanha. A reportagem é acompanhada do suposto documento assinado por KOUSSA. Segundo a porta-voz da campanha de SARKOZY, MATHALIE MORIZET, as denúncias da MÉDIAPART são “uma manipulação grosseira da parte de FRANÇOIS HOLLANDE”. Resultado obtido pela Frente Nacional, partido de MARTINE LE PEN, leva muitos conservadores a assumirem publicamente que são contra o multiculturalismo na FRANÇA e favoráveis ao controle rígido da imigração, bandeiras que antes eram consideradas tabu.

2 013   :  -     DOMINGO
Passamos uma semana com vários eventos que mostram a pujança da nova Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Com 76 anos de idade, acho que está na hora de entregar a associação a alguém que seja mais novo e que possa levar avante o que foi plantado por todos aqueles que ajudaram a manter as tradições do Ideal de 32 até os nossos dias. No entanto, apesar de intensa campanha eleitoral, à procura de um substituto, isso não foi possível. Algumas pessoas poderiam até assumir, mas querendo que eu continuasse na Sociedade. Minha idéia é entregar o cargo e afastar-se do MMDC, para poder, sem esses compromissos, me dedicar a outros afazeres.
LUCINDA, mais uma vez, está sofrendo as conseqüências de uma forte gripe. Faz lembrar 2011, quando ficou com anemia e pegou mais uma pneumonia. Hoje, domingo, passa grande parte do dia na cama. O problema mais grave é que não tem vontade de comer. Este domingo é péssimo para ela. Conta que os remédios causaram o desequilíbrio, não sabendo para que lado ir. Também influíram no raciocínio e confundiu este domingo como sendo DIA DAS MÃES. Ela tem noção dessa confusão toda, mas não consegue vontade para ingerir a alimentação. MARLENE comprou soro e bebidas energéticas para contemporizar essa situação.        
Os eventos da semana causaram um atraso considerável em meus apontamentos. Muita coisa está para ser transportada para minhas memórias. Também tenho de pensar em uma palestra que farei amanhã à noite para os cadetes na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. 

Amigo Ventura, boa tarde. Espero encontrá-lo bem.
Estive em contato com o Comandante do Exercito Constitucionalista Amado Rubio. Tentei ligar em sua casa, mas não obtive sucesso. Gostaria de saber como o amigo estava e sua Família, bem como agradecer a preocupação com minha saúde . Assim como fiz com o nosso Comandante. De qualquer forma necessito conversar contigo. Sexta-feira retirei os pontos da cirurgia. Soube dos intempéries com MMDC Leste através de terceiros alheios a Sociedade por telefone. Um amigo funcionário do Municipio.
Mande notícias.
Thiago De Moraes
Enviado via iPhone

ESTIMADO THIAGO
Semana passada passei por problemas de expansão da Sociedade Veteranos de 32-MMDC numa avalanche incrível de bons acontecimentos: criação do Núcleo GUILHERME DE ALMEIDA, em OSASCO; criação do Núcleo ROTA DOS BANDEIRANTES em BARUERI; Solenidade proporcionada pelo Núcleo MMDC-NORTE, em 26 de abril de 2013; Solenidade proporcionada pelo Núcleo MMDC-LESTE, também em 26 de abril, na Câmara Municipal; Solenidade em BARUERI neste último sábado, dia 27. Estou encerrando a palestra que farei amanhã na Academia de Polícia Militar do Barro Branco para os cadetes, por volta das 20 horas. Dia 30 faremos realizar a Assembléia Geral Eleitoral, por volta das 15 horas, na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC Para maio faremos dezenas de solenidades, muitas das quais no interior de São Paulo.
É claro que temos contratempos por motivos que você sabe: o Núcleo MMDC-LESTE começou a sair dos trilhos e fizemos uma Reunião Extraordinária da Diretoria Executiva com os presidentes dos núcleos da capital para tomada de medidas que pudessem sanar as desobediências de certas pessoas.
A vaidade humana causa sérios transtornos na nossa vida, e interfere no global de uma entidade. Enfim, houve até a extinção do Núcleo MMDC-LESTE, com sérias repercussões em várias camadas da Sociedade, mas, conseguimos realizar uma contemporização em tudo isso, permitindo que se realizasse uma solenidade que chegou a estar comprometida, caso perdurassem os motivos da drástica medida.
Realmente você pode entender pela leitura de minhas memórias que, em casa, passo por problemas familiares que seria mesmo deixar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC em outras mãos, a fim de descansar dessa lida de 17 anos. Não surgiram candidatos, ou melhor, alguns até queriam assumir a presidência, mas eu precisaria continuar a trabalhar no MMDC, coisa que não farei. Quando deixar o cargo é em caráter definitivo e procurarei outros caminhos, ou no melhor das hipóteses, o necessário descanso junto à família.
Na vida, caro THIAGO, tudo não passa de ilusão. No trabalho sério, sem remuneração, vemos o deslumbramento de pessoas mal intencionadas, onde orgulho e vaidade são os parâmetros de certos indivíduos que não compreenderam o verdadeiro sentido da vida.
O pior, você não vai acreditar, é o vil metal falando mais alto. Tudo passa e vai se compreender quanto efêmero foram os atos em que o fascínio por condecorações e bajulamento estragaram os melhores anos do ser humano.

Durante a semana, RALF confessou: a PONTE PRETA estava engasgada. “Precisamos atropelar”, bradou o camisa 5. E parece que o time ouviu o jogador. Com autoridade e atuação brilhante de EMERSON SHEIK – que, por coincidência, tem uma macaca como bicho de estimação, a CUTA – o CORINTHIANS implodiu a PONTE PRETA em CAMPINAS, fez 4 a 0 e vai encarar o SÃO PAULO por uma vaga na final do PAULISTÃO. Para a PONTE, que fez excelente campanha na primeira fase, resta, mais uma vez, o gosto amargo de ver o sonho de uma conquista esbarrar no TIMÃO – como em 1977 e 1979.

O dia era de festa. Estréia de uniforme vermelho – a cor da raça, como prometeu a diretoria – novos assentos e melhorias no MORUMBI. Dentro de campo, porém, o TRICOLOR não deu espetáculo, mas derrotou a PENAPOLENSE, por 1 a 0, e garantiu vaga para a semifinal do PAULISTÃO, contra o CORINTHIANS. Com muito mais tradição do que o adversário, que disputou pela primeira vez a elite do estadual este ano e nunca tinha jogado no estádio tricolor, o SÃO PAULO precisou contar com a ajuda do rival. Afinal, a vitória só saiu com gol contra de JAILTON. A equipe do interior teve boas oportunidades, mas parou nas mãos de ROGÉRIO CENI. Agora, o TRICOLOR fará uma pausa no PAULISTÃO pra encarar o ATLÉTICO MINEIRO, na quinta-feira, dia 2 de maio, pelas oitavas de final da LIBERTADORES. O clássico com o TIMÃO na disputa por um lugar na decisão do PAULISTÃO será no domingo, no MORUMBI.

A chuva transformou os últimos dias em uma verdadeira maratona para o espanhol RAFAEL NADAL no TORNEIO DE BARCELONA. Com jogos pelas oitavas de final e quartas de final realizados no mesmo dia, o espanhol venceu hoje o compatriota NICOLÁS ALMAGRO por 2 sets a 0 e conquistou o octocampeonato do torneio. Com sua décima vitória sobe ALMAGRO na carreira, NADAL manteve sua invencibilidade no saibro catalão, que já dura desde 2003. Foi seu quarto título desde o retorno ao circuito após sete meses afastado com uma lesão no joelho.     

Uma criança de 12 anos ficou gravemente ferida, hoje pela manhã, após o carro em que estava com os pais ser atingido por ladrões em fuga. A mãe e o pai do menino também se machucaram no acidente. Um suspeito foi preso e outro morreu no local. De acordo com a polícia, dois criminosos cruzaram com uma viatura da PM logo depois de roubar um LOGAN prata, por volta das 7 horas. Estavam na Rua SÃO TEODORO. Os soldados deram sinal de parada, mas os ladrões aceleraram. A perseguição se estendeu por cinco quilômetros, até a ESTRADA DO PÊSSEGO, no PARQUE DO CARMO, zona leste. Ali, o motorista do LOGAN perdeu o controle. Bateu no CELTA azul onde estava o menino e, depois, em um PORSCHE. O veículo roubado só parou após capotar. O rapaz que estava no banco do passageiro, identificado apenas como FELIPE, morreu no local. O motorista do carro – DANILO DANIEL PENQUES DE OLIVEIRA, de 18 anos – foi levado ao pronto socorro de SAPOPEMBA, onde ficou sob escolta policial. Ele seria levado para a cadeia logo que recebesse alta. A criança foi levada pelo helicóptero ÁGUIA ao Hospital das Clínicas. Está em estado grave. Os pais foram medicados em hospitais da região.

A Polícia Civil apura a atuação de um grupo de extermínio no GUARUJÁ. Um soldado da PM e dois vigias – cujos nomes não foram revelados – foram detidos na semana passada sob a acusação de balear seis pessoas. O alvo do grupo seria o traficante NONÔ. O criminoso, porém, não está entre as vítimas. Dois ataques ocorreram no dia 13. Quatro jovens foram baleados em dois bairros: VILA EDNA e SANTO ANTÔNIO. Todos os baleados sobreviveram. O PM foi reconhecido por uma das vítimas de VILA EDNA. A polícia concluiu que os dois crimes haviam sido cometidos pelo mesmo bando ao identificar o veículo usado nas ações – Um FIESTA. Dois dias depois, o bando voltou ao SANTO ANTÔNIO. Mais dois jovens foram feridos. O trio detido faria parte de um grupo conhecido como “OS NINJAS”, formado na década passada. Após os ataques, um sargento foi morto. Na semana passada, o comando da PM negou a existência de grupos de extermínio. Disse haver casos pontuais de desvio de conduta.

O PM ANTÔNIO ROBERTO EVANGELISTA foi morto na última sexta-feira quando abordava um suspeito na Avenida RAIMUNDO PEREIRA DE MAGALHÃES. O acusado, identificado como JOÃO FELIPE STUBA, foi preso depois de conseguir pegar a arma do policial e baleá-lo na cabeça. Há 16 anos na PM, EVANGELISTA foi levado ao Hospital PIRITUBA, mas não resistiu.

ALAN DA CRUZ SANTOS, de 32 anos, foi morto a facadas na sexta-feira, dia 26, em PIRITUBA. Segundo testemunhas, o pai da vítima, um pedreiro de 64 anos, é o autor do crime. Ele teria golpeado o rapaz após uma discussão que terminou em briga. Depois do assassinato, o pedreiro pegou carona com um amigo e não voltou mais para casa. A vítima ainda foi levada ao pronto socorro de PIRITUBA, mas não resistiu. A polícia quer ouvir o suspeito.

Uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em 40 mil reais foi localizada pela PM nesta madrugada em GUARULHOS. Os cigarros estavam um caminhão eu bateu em uma árvore na Rua LUÍZ FACCINI. O motorista e um acusado de tentar subornar os PMs foram detidos.

CARLOS AGULHA é apontado pela polícia como um serial killer de taxistas paulistanos, informou o “FANTÁSTICO”. Ele confessou os crimes em cartas, antes de ser encontrado morto. O rapaz teria feita quatro vítimas desde dezembro.

Um suspeito de atacar mulheres a facada na passagem subterrânea OSWALDO CRESPO DE ABREU, em MOGI DAS CRUZES, foi detido ontem. Ao menos quatro vítimas foram golpeadas nas nádegas. Nenhuma teve ferimentos graves. De acordo com a polícia, o maníaco chegou a elogiar o “bumbum” de uma vitima antes de atacá-la. O acusado, cujo nome não foi revelado, prestou depoimento e vai responder em liberdade.

Cerca de mil pessoas participaram hoje de passeata contra a violência e em homenagem à dentista CINTHYA MAGALY MOUTINHO DE SOUZA, morta na quinta-feira, dia 25. Os manifestantes pediram a redução da maioridade penal – um adolescente detido ontem assumiu ter ateado fogo à dentista. VIRIATO GOMES DE SOUZA, pai de CINTHYA, disse esperar que a Justiça seja feita. Mas lamentou a possibilidade de a pena ao infrator ser branda. “Infelizmente esse é um aspecto da lei”, disse. “Espero que mude”. Uma nova passeata está prevista para terça-feira, dia 30, às 17 horas. A polícia ainda procura um quarto acusado de participar do crime: TIAGO DE JESUS PEREIRA.

Autor de composições clássicas, como “VOLTA POR CIMA, “RONDA” e “PRAÇA CLÓVIS”, PAULO VANZOLINI foi internado com pneumonia na UTI do Hospital ALBERT EINSTEIN. Ele deu entrada no hospital na quinta-feira, dia 25, exatamente no dia em que completou 89 anos. Até hoje, ainda não tinha previsão de alta. VANZOLINI, que também é famoso pela profissão de zoólogo, tem muitas de suas canções interpretadas por grandes nomes da nossa música, como MIÚCHA, CHICO BUARQUE, PAULINHO DA VIOLA, MARTINHO DA VILA e INEZITA BARROSO. VANZOLINI foi diretor do Museu de Zoologia da USP, onde trabalhou por mais de 40 anos. Em 2008, ele doou o acervo de sua biblioteca, com mais de 25 mil itens, incluindo obras raras, ao museu. Igualmente respeitado no meio acadêmico e artístico, VANZOLINI foi tema do documentário “UM HOMEM DE MORAL”, de 2009 – o título vem de um trecho de “VOLTA POR CIMA”. O filme, de RICARDO DIAS, mostra os ensaios e as gravações para um conjunto de quatro CDs, chamado “ACERTO DE CONTAS”, em 2002, e os preparativos para um show de 2003.

A jornalista DINA RUIZ EASTWOOD, de 47 anos, mulher do ator e diretor CLINT EASTWOOD, de 82, se internou voluntariamente numa clínica de reabilitação, alegando ansiedade aguda e estresse, segundo o site TMZ. O motivo seria uma crise no casamento de 17 anos com o astro. A jornalista teria intenção de permanecer na clínica por alguns meses. Depois que a notícia foi publicada, CLINT foi visto sem aliança em NOVA YORK. Os dois têm uma filha, MORGAN EASTWOOD, de 16 anos.

Quase quatro anos depois de sua morte, MICHAEL JACKSON estará novamente exposto em um julgamento de sua família contra os produtores de sua turnê. As declarações iniciais do julgamento, que deve durar três meses, estão marcadas para dia 30. O objetivo da ação é apurar a responsabilidade da empresa AEG LIVE, promotora da série de shows de MICHAEL que seria realizada em LONDRES em 2009, pela morte do cantor.

MORREU neste domingo, aos 89 anos, o compositor e zoólogo PAULO VANZOLINI. Ele estava internado na UTI do hospital ALBERT EINSTEIN, na capital paulista, desde quinta-feira, dia 27, dia de seu aniversário. VANZOLINI foi vitima de complicações de uma pneumonia. Considerado um dos grandes nomes do samba paulista, VANZOLINI é autor de clássicos da música popular brasileira, como “RONDA”, “VOLTA POR CIMA”, dos versos “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Ao todo, escreveu mais de 70 composições. Formado em medicina com doutorado em zoologia pela Universidade de HARVARD, nos ESTADOS UNIDOS, o músico desenvolveu as duas carreiras em paralelo, tendo dirigido o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, além de trabalhar na produção dos programas de ARACI DE ALMEIDA na TV RECORD, na década de 1950. A obra de VANZOLINI foi tema de três documentários feitos por RICARDO DIAS. Os dois primeiros abordam o trabalho como zoólogo, premiado pela Fundação GUGGENHEIM, em NOVA YORK. O mais recente, lançado em 2009, foi batizado de “UM HOMEM DE MORAL” e trata de sua carreira musical, com depoimentos de grandes nomes da MPB como CHICO BUARQUE, MIÚCHA e PAULINHO DA VIOLA. Neste, PAULO VANZOLINI se disse convencido do amor por SÃO PAULO por ele. Um dos motivos seria a cidade gostar tanto de “RONDA”. Modestamente, o próprio compositor surpreendia o entrevistador ao dizer que não sabia a razão do sucesso de um samba-canção comum.
Na verdade, “RONDA” teve papel importante como emblema de uma geração de compositores paulistas que se destacaram entre as décadas de 1960 e 1970. VANZOLINI era o mais velho e, certamente, o mais conhecido. É fato que devia a fama mais ao seu prestígio internacional como zoólogo do que aos sambas, que fazia apenas por gosto. PAULO VANZOLINI deixa mulher, a cantora ANA BERNARDO, e cinco filhos do primeiro casamento, entre os quais o diretor de cinema e vídeo e sócio da CONSPIRAÇÃO FILMES, TONY VANZOLINI. O corpo será enterrado na tarde da segunda-feira, no Cemitério da Consolação.
Diz PAULINHO DA VIOLA: “A ciência perdeu, o samba perdeu, SÃO PAULO perdeu...Enfim, todos nós perdemos uma figura humana muito especial”.
MARTINHO DA VILA: “Ele era um intelectual, cientista, professor, boêmio. Uma mistura fantástica. É, ao lado de ADONIRAN BARBOSA, um dos compositores com a cara de SÃO PAULO”.           

O advogado e escritor SAULO RAMOS morreu neste domingo, aos 83 anos, em RIBEIRÃO PRETO. Ele foi consultor geral da República e ministro da Justiça no governo do presidente JOSÉ SARNEY (1985-1990), quando redigiu os decretos-leis dos PLANOS CRUZADOS, lançados por SARNEY com o objetivo de controlar a inflação. O ex-ministro tinha problemas cardíacos e fazia hemodiálise regularmente. Passara a semana internado, mas havia tido alta ontem. O enterro acontecerá amanhã, em BRODOWSKI, sua terra natal. SAULO RAMOS inicialmente assumiu a Consultoria Geral da República, em fevereiro de 1986. Nomeado para ocupar o Ministério da Justiça, tomou posse em agosto de 1989. Defendeu o fim da figura do “filho ilegítimo”, prometendo assegurar à concubina o direito à metade dos bens, em caso de morte do parceiro. Também apresentou a SARNEY projeto que estabeleceu isonomia salarial entre todos os advogados da União e procuradores da República, medida que beneficiou oito mil servidores. Propôs alteração no Código Penal em relação aos crimes contra o estado democrático e a humanidade, estabelecendo, entre outros, o fim da Lei de Segurança Nacional, a criminalização da tortura, a punição rigorosa do genocídio e o fim do julgamento militar para os crimes políticos. SAULO RAMOS deixou o Ministério da Justiça em março de 1990. Em 1992, já como advogado, defendeu o Senado no processo que garantiu a cassação dos direitos políticos de FERNANDO COLLOR DE MELLO, atuando contra o ex-presidente. Em 2007, publicou o livro “CÓDIGO DA VIDA”, narrando episódios da vida política brasileira dos quais foi testemunha, como a renúncia de JÂNIO QUADROS, de quem foi oficial de gabinete, em 1961. O governador GERALDO ALCKMIN disse, em nota, que o ex-ministro teve participação “fundamental no processo de restauração da democracia”. O ministro DIAS TÓFFOLI, do STF, lamentou a morte. “O jurista SAULO RAMOS participou ativamente da transição democrática. Sua morte é uma perda para o país e, em especial, para o meio jurídico”.   

Apesar das inúmeras brincadeiras sobre a torcida do JUVENTUS caber em uma Kombi, um dos torcedores mais entusiastas do time foi o taxista SÉRGIO MANGIULLO, de 61 anos, presidente da torcida JU-JOVEM. Em setembro de 2011, o organizada completou 30 anos de fundação. A primeira vez que a JU-JOVEM se organizou nas arquibancadas foi em 6 de setembro de 1981, na partida entre JUVENTUS e CORINTHIANS, no Estádio PALESTRA ITÁLIA, pelo Campeonato Paulista. A estréia da torcida não poderia ser melhor: uma goleada de 3 a 0 sobre o time do PARQUE SÃO JORGE com gols de ATALIBA, BIZI e GERALDÃO. Um outro momento memorável foi a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro, em 1983. “Estávamos lá no PARQUE SÃO JORGE (palco da final contra o CSA) apoiando o JUVENTUS. Foi uma grande festa. Invadimos o gramado para celebrar com os jogadores e foi um dia mágico”, costumava lembrar-se MANGIULLO. Sem dúvida, SERJÃO, como era carinhosamente chamado, foi a alma da JU-JOVEM. “O JUVENTUS é o nosso amor e razão de ser da JU-JOVEM. É com muita garra que chegamos aos 30 anos acompanhando o MOLEQUE TRAVESSO. Espero que os novos juventinos tenham a mesma fibra que nós e nunca abandonem o JUVENTUS, mesmo ele não estando entre os primeiros”, disse o torcedor, na época da celebração dos 30 anos da JU-JOVEM. Uma das tradições da torcida, quando o JUVENTUS joga no estádio da RUA JAVARI, é acompanhar a partida atrás do gol. “Fazemos aquela pressão no goleiro rival. Não damos sossego. Daí ele treme e o JUVENTUS sempre marca”, contava o torcedor fanático. SÉRGIO MANGIULLO também morreu neste domingo. Ele havia sofrido um AVC no dia 24. O velório e o enterro vão acontecer no Cemitério da VILA MARIANA. Dezenas de amigos deixaram mensagens de despedidas para SERJÃO no FACEBOOK. “Muito triste. Com certeza era o torcedor número um do JUVENTUS. Tive a oportunidade de conhecê-lo quando joguei lá. Sentimentos para toda a família e força”, escreveu o treinador MARCELO FENGA.   

O mais velho sobrevivente do nazismo, LEOPOLD ENGLEITNER, que passou por três campos de concentração e anos de trabalho escravo, morreu aos 107 anos na semana que passou, informou seu biógrafo. A história de resistência e superação do austríaco foi descrita no livro e no filme “UNBROKEN WILL”, de BERNHARD RAMMERSTORFER, autor e produtor que divulgou a morte do amigo. “É muito difícil para mim anunciar a dolorosa notícia do falecimento do meu melhor amigo”, escreveu RAMMERSTORFER em seu site. ENGLEITNER ficou preso nos campos de BUCHENWALD, NIEDERHAGEN e RAVENSBRUECK entre 1939 e 1943. ele se recusou a renunciar à crença com TESTEMUNHA DE JEOVÁ para obter a liberdade, mas acabou sendo solto, pesando apenas 28 quilos, com a condição de passar o resto da vida trabalhando como operário agrícola escravo. ENGLEITNER serviu em uma fazenda perto de sua cidade natal de BAD ISCHL, na ÁUSTRIA, e foi libertado do trabalho forçado pelas tropas norte-americanas em 1946, após se esconder nas montanhas para escapar de uma convocação para o Exército alemão. Em 1949, casou-se com THERESIA KURZ, que tinha uma filha de um casamento anterior. Ficaram juntos por 32 anos, até à morte de THERESIA em 1981.
ENGLEITNER realizou trabalhos missionários como testemunha de JEOVÁ após a guerra, ao mesmo tempo que mantinha outros empregos, incluindo um período como vigia noturno em uma fábrica de sabão. Ele tornou-se uma figura pública quando RAMMERSTORFER publicou sua biografia e um documentário sobre sua vida em 1999, que foram traduzidos para o inglês em 2004. Após o sucesso do livro e do filme, ENGLEITNER contou suas experiências em turnês pela EUROPA e ESTADOS UNIDOS. Em 2012, ele compareceu à estréia de um novo documentário de RAMMERSTORFER sobre sua história nos ESTADOS UNIDOS. Segundo o produtor, ENGLEITNER morreu tranqüilamente, na companhia da família de RAMMERSTORFER. 





28 DE ABRIL DE 2014     :   -    SEGUNDA-FEIRA
Recebo uma carta de RENATO ALMEIDA, de CURITIBA, PARANÁ.
CURITIBA-PR, 23 de abril de 2014
Caro Coronel Ventura
Conversamos alguns minutos na tarde de 21 de abril no Circulo Militar do PARANÁ e fiquei com seu cartão de visitas.
Impressionei-em com seus conhecimentos sobre a obra literária de ÉRICO VERÍSSIMO. Como também gosto de ler os romances dele resolvi remeter-lhe os Xerox em anexo como notícia de minhas leituras.
Durante seu discurso na sessão solene de entrega de medalhas gostei de ouvir a referência ao seu bisneto de dez ano. Entendi certo?
Caso queira remeter-me algum material de divulgação sobre a Sociedade que preside prometo que lerei com atenção e tentarei divulgar.
Segue também uma notícia do meu vizinho e amigo CAPITÃO A. P. RIBAS que escreveu livros contando sua vida militar.
Respeitosamente,
RENATO ALMEIDA

Percebo que deixamos amigos em CURITIBA. Isso me deixa contente, pois os frutos da Associação Paranaense MMDC-32 e Heróis do CERCO DA LAPA estão surgindo.
Passo a responder ao RENATO ALMEIDA.

SÃO PAULO, 28 DE ABRIL DE 2014.
Caro Amigo RENATO

Já estou com saudades de CURITIBA. Fui muito bem recebido e me proporcionaram momentos inesquecíveis em SANTA FELICIDADE (MADALOSSO), CÍRCULO MILITAR, LELLIS TRATORIA. Tudo isso num dia só. Mas o que me deixa realizado é contribuir para o sucesso da nova Associação, que nasce de maneira certa, no rumo certo e que dará muita alegria aos paranaenses. É o civismo que brota com força nesse Estado.
Mando a você cópia do meu discurso. O doutor MARIANO TAGLIANETTI irá transcrevê-la na Ata da Sessão Solene que formalizou a fundação da Associação Paranaense MMDC-32 e Heróis do CERCO DA LAPA.
Também lhe encaminho o episódio conhecido como “ABRILADA”, acontecido justamente num 28 de abril, há 83 anos atrás (1931), que tem muito a ver com a Revolução Constitucionalista de 1932. Era o prenúncio dessa revolução.
Um outro 28 de abril que também traz um fato histórico de suma importância para a hístória brasileira e a TRAVESSIA DO ATLÂNTICO PELO JAHÚ. Isso aconteceu há 87 anos atrás, em 1927.
Todos esses acontecimentos estão registrados em meu blog “MEMÓRIAS DO VENTURA”. Caso você tenha oportunidade clique em
que você terá acesso ao meu diário que alimento dia a dia, atualizando-os sistematicamente.
Gostei da sua referência ao meu bisneto, o IAGO. Ele irá completar 12 anos de idade em 25 de julho.
Dê um abraço ao seu vizinho, o CAPITÃO RIBAS.
Transcrevi o teor de sua casa em minhas memórias nesta data.  
 Espero voltar breve à belíssima CURITIBA!
Despeço-me com um grande abraço
                                                               VENTURA
O Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador JOSÉ AMÉRICO, tem a honra de convidar para a Sessão Solene para entrega da Salva de Prata ao Grupamento de Radiopatrulha Aérea GRPAe, por iniciativa do Vereador CORONEL CAMILO.

Saio mais cedo de casa. Vou ao QUARTEL DO COMANDO GERAL. Procuro conversar com o CAPITÃO PM LUÍS ANTÔNIO sobre a solenidade do dia 23 de maio, que será realizada no QCG. O Monumento Mausoléu está em reformas. Diz o CAPITÃO PM LUÍS ANTÔNIO que o restauro não ficará pronto para o dia 9 de Julho. Aventou-se a hipótese dessa data ser comemorada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Não aceito essa ideia porque não poderá acontecer o tradicional desfile. Apenas não teremos a exumação dos restos mortais dos heróis de 32, fato esse que irá complicar as famílias dos mesmos.
Depois procuro o Chefe de Gabinete, CORONEL PM JOSÉ LUIZ SANCHES VALENTIN. Trata-se daquele pedido do JEFFERSON BIAJONE no sentido de se preparar uma audiência com o Comandante Geral, CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA, a fim de trazer o Prefeito de CAMPINA DE MONTE ALEGRE, que pretende fazer uma solenidade em seu município, sobre o Movimento Constitucionalista de 32, voltado para a Aviação Militar daquela época, em homenagem aos GAVIÕES DE PENACHO, que atuaram em CAMPINA DE MONTE ALEGRE e outras cidades onde aconteceram combates em 1932.
VALENTIN acha melhor que o prefeito procure o Comandante do CPI-7, SOROCABA, CORONEL PM ROBERTO DE JESUS MORETTI, pois há uma base de helicópteros em SOROCABA e, além do emprego aéreo há também de se preocupar com o policiamento ostensivo no evento. Feito esse contato, o CORONEL PM MORETTI prepara a Nota de Serviço sobre a solenidade e aí o Cmt Geral verá da necessidade ou não de sua presença.
O CORONEL PM JOSÉ LUIZ SANCHES VALENTIN diz que está cumprindo os últimos meses na ativa. Irá cumprir os cinco anos de CORONEL PM e deverá passar para a reserva em breve.
Saio do QCG depois das 13 horas. Vou para o MMDC. MARINEI diz que o WILLIAM MASCARENHAS começou a entregar os Ofícios de Outorga para as personalidades escolhidas para serem condecorados em 23 de maio. Converso por telefone com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Ele conta a sua participação no evento do Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”, em 25 de abril. Acerto com ele ir ao Palácio do Governo em 5 de maio, a fim de levar o Ofício ao Governador solicitando a publicação do Decreto criando as Condecorações da Juventude Constitucionalista. Esse ofício já está pronto e era minha ideia entregá-lo hoje, fato que não pode se realizar.
O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, vice-presidente, não poderá comparecer à solenidade programada para 30 de abril, no COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR. Está compromissado com uma loja maçônica em JOANÓPOLIS.
Esfria muito nesta tarde. Permaneço na Sociedade até o momento de ir para a Câmara Municipal a fim de assistir a sessão solene da entrega de uma Salva de Prata para o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo – GRPAe. Ali encontro o CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO e sua família. Fará o pré-lançamento de seu livro sobre o Centenário da Aviação Militar em SÃO PAULO. O prefácio desse livro é de minha autoria. Ali encontro o Vereador CORONEL PM ALVARO BATISTA CAMILO e seus auxiliares CORONÉIS PM ANTÃO FERNANDES, GIANNONI e BUCHERONI. Estão presentes o Comandante do GRUPAMENTO DE RADIOPATRULHAMENTO AÉREO, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI e o CORONEL PM PLABO, representando o Cmt Geral.
Vamos encontrar  CORONEL PM Res OTACÍLIO, um dos primeiros tenentes do RADIOPATRULHAMENTO AÉREO, em 1984. Agora em agosto o GRPAe completará trinta anos de existência. CORONEL PM Res RENATO CABRAL CATITA também está presente.
Comparece à solenidade a filha do CORONEL JOÃO NEGRÃO   
Durante o transcorrer da Sessão Solene, o CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO faz uso da palavra e fala sobre o seu livro.
Um pouco antes das 22 horas é encerrada essa cerimônia. Ainda passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a fim de pegar minha mala. A baixa temperatura causa certo desconforto no regresso para casa.

Se nos anos 1930 BONNIE e CLYDE ganharam as manchetes norte-americanas por serem considerados os maiores ladrões de banco até então, em 2014 foi a vez do casal FÁBIO BEZERRA DA SILVA, de 39 anos, e MONIQUE MELE MACHADO DUO, de 23, darem trabalho à polícia.
Há pelo menos um ano os dois, moradores de PIRITUBA, na zona norte, vinham sendo investigados por organizarem e atuarem em assaltos a clínica oftalmológicas de bairros de classe alta da cidade. Acontece que a alegria do casal acabou. Ambos foram presos em flagrante por policiais civis do DEIC, momentos antes de entrarem em ação contra um consultório da VILA MARIANA, zona sul. De acordo com o delegado EDUARDO CAMARGO LIMA, titular da 2ª Delegacia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais de Intervenção Estratégica, o método de atuação semelhante chamou a atenção. “Os dois presos e, em alguns casos, um terceiro envolvido marcavam consulta. Depois, anunciavam o roubo e levavam os equipamentos oftalmológicos”, afirmou LIMA.
O casal seria responsável pelo roubo, receptação e até revenda de material roubado no mercado negro. São 14 casos, pelo menos, durante esse período.

O agente de telecomunicações da Polícia Civil ANDRÉ BORDWELL DA SILVA, que trabalhava em SANTO ANDRÉ, foi indiciado por homicídio doloso e será preso em flagrante assim que deixar o hospital, onde permanece sob custódia. Ele foi considerado o responsável pela morte do médico RICARDO SEITI ASSANOME, que estava no 2º DP de SANTO ANDRÉ no sábado à noite para registrar um boletim de ocorrência. O inquérito diz que SILVA agiu com intenção de matar durante o tiroteio dentro da delegacia. ASSANOME tomou um tiro na cabeça. RICARDO GRILLO PERCHI MAHLOW foi atingido na perna e no quadril e passa bem. Um segundo investigador, que acertou SILVA por engano, vai ser investigado pela Corregedoria.
O enterro do médico hoje foi marcado por muita emoção. Cerca de 200 amigos e parentes acompanharam o cortejo no Cemitério Municipal BAIRRO PAULICEIA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. A mãe do médico chegou ao local às 11 horas amparada pelos braços, chorando e gritando. Algumas pessoas disseram que ASSANOME planejava se casar com a namorada, CINTIA AKEMI, no fim do ano, depois de mais de dez anos juntos. Ela estava com o médico na delegacia. Os dois foram ao local registrar um pequeno acidente de trânsito e ele teria tentado protegê-la no momento do tiroteio.
    
Um soldado da Polícia Militar, de 25 anos, matou um homem, que seguia sem identificação, o qual estaria tentando roubá-lo nesta madrugada, na Avenida NAGIB FARAH MALUF, em GUAIANAZES. O PM parou com sua moto em um semáforo da via, quando o acusado se aproximou e mostrou a arma anunciando o assalto. O policial tentou argumentar, mas o homem fez menção de realizar os disparos. Então o soldado teria reagido. Na delegacia, o delegado RAFAEL HERCULIANI PAVARINA indiciou o PM por fraude processual e o caso seguirá sendo investigado. Isso porque testemunhas revelaram em depoimento que outros PMs que atendem a área teriam tentado alterar a cena do crime sujando um revólver que trouxeram com eles na viatura com o sangue do acusado caído no chão, sob a alegação de tentar deixar “a ocorrência mais redonda”.

PMs da ROTA mataram dois suspeitos após suposta troca de tiros ocorrida nesta madrugada, em OSASCO, na GRANDE SÃO PAULO. A dupla vinha em um carro na contramão e, após bater, teria descido do veiculo atirando.

Um homem acusado de roubar um taxista foi morto por um PM de folga durante a tentativa de fuga na noite de domingo, na Avenida MARIA LUIZA AMERICANO, em ITAQUERA, zona leste.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, com o auxílio do helicóptero ÁGUIA, resgataram hoje à tarde as 49 pessoas que estavam perdidas desde ontem em uma trilha em PARANAPIACABA. O grupo, que entrou na mata fechada na manhã de domingo, pretendia caminhar até a CACHOEIRA DA FUMAÇA. No meio do caminho, no entanto, eles perceberam que estavam perdidos e decidiram voltar. Como começou a chover e escureceu rápido, os turistas, em sua maioria alunos de uma escola técnica de SANTO ANDRÉ, no ABC, resolveram acampar no local e chamar o resgate. O Comando de Operações Especiais do Corpo de Bombeiros encontrou o grupo por volta das 2 horas, mas, como não havia nenhum ferido e as condições climáticas não eram boas, o resgate começou a ser feito logo após o dia clarear. Eles receberam cobertores e alimentos antes de voltar para casa.  

A junta médica do Hospital Universitário de BRASÍLIA concluiu que o estado de saúde do ex-deputado JOSÉ GENOÍNO não é grave. O documento foi enviado hoje ao presidente do STF, JOAQUIM BARBOSA, que vai decidir se GENOÍNO continuará em prisão domiciliar ou retornará ao Presídio da PAPUDA, no DISTRITO FEDERAL. O petista foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão em regime semiaberto no processo do mensalão. O quadro de saúde de GENOÍNO não justifica “tratamento diferenciado do habitual para a situação médica em questão”.

Três carros foram incendiados em frente à Coordenadoria de Polícia Pacificadora, na Avenida ITAOCA, no COMPLEXO DO ALEMÃO, RIO DE JANEIRO, supostamente em represália à morte de ARLINDA BEZERRA. A mulher de 72 anos morreu durante uma troca de tiros entre policiais e criminosos, na favela NOVA BRASÍLIA, no domingo. Entre os carros queimados estava um MONZA, que seria de um policial militar. A vítima, conhecida na comunidade como DALVA, estava levando o sobrinho-neto, fr 10 anos para casa, quando começou o tiroteio. Ela puxou o menor para trás e pediu que ele corresse. “Ela esperou o tiroteio terminar e saiu de casa para deixar o menino na casa dele. Ela fez aniversário na quarta-feira e teve um almoço no domingo, de comemoração”, contou TAMIRES ASIS, de 24 anos, neta de ARLINDA. Hoje à tarde, um jovem de 17 anos morreu baleado durante confronto entre PMs e criminosos no MORRO DO CHAPADÃO, na zona norte do RIO. O confronto aconteceu após uma operação para coibir o tráfico de drogas e roubos de veículos. O jovem estava em um carro roubado e com uma pistola, segundo a PM. Em protesto, cerca de 20 pessoas colocaram fogo em pelo menos cinco ônibus.

Fortes tornados atingiram ARKANSAS e OKLAHOMA, nos ESTADOS UNIDOS, ontem, domingo e provocaram a morte de pelo menos 18 pessoas. Equipes de emergência trabalham os escombros de algumas cidades afetadas em busca de sobreviventes. Cerca de 15 mil casas estavam sem energia hoje. A previsão meteorológica adverte para a formação de novo fenômenos naturais. A AUTOESTRADA 40 foi fechada na altura de MAYFLOWER em consequência de crateras e veículos tombados na pista.

O líder da IRMANDADE MUÇULMANA, MOHAMED BADIE, e outros 682 réus islamitas foram condenados à morte hoje por um tribunal egípcio. Todos foram acusados de atos de violência e são considerados leais ao presidente destituído MOHAMED MURSI. As sentenças serão encaminhadas à MUFTI,  autoridade religiosa mais alta do EGITO, que vai confirmar ou não a decisão do tribunal. A decisão final deve ser divulgada em 21 de junho.   
2 015    :    -   TERÇA-FEIRA
Tenho uma manhã atarefada. Faço a atualização do dia 28 de abril e extraio trechos que interessam para o histórico profissional do CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA e também para o histórico da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
Pela internet, no FACEBOOK vejo uma entrevista de MICHEL TEMER sobre o impeachment da presidanta e a corrupção no país à REVEJA:
Todos sabem que se depender do PMDB e da oposição frouxa e conivente, nada mudará e a roubalheira continuará numa boa, sem grandes punições, sem pegarem os chefões. Esta, a realidade.
"Não é que seja algo remoto, acredito que é impossível”. Foi assim, taxativo, que o vice-presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB), se mostrou esta manhã em Madri, ao ser perguntado quanto à possibilidade de um impeachment (processo de destituição) da presidenta Dilma Rousseff (PT).
Milhares de pessoas vem se manifestando no país, mergulhado em uma crise política e econômica, contra a gestão do Executivo e a corrupção na Petrobras. “Compreendo as mobilizações políticas. Mas ainda estamos muitoperto das eleições, quando se obteve uma vitória estreita. A postura da oposição é natural, mas são poucos os que promovem uma troca na presidência. Geraria instabilidade e seria negativo para o Brasil”, concluiu.
Temer, presidente do PMDB e figura presente na vida política nos últimos 30 anos, considera “impensável” a convocação de eleições antecipadas, apesar da perda de popularidade de Rousseff. Viajou a Portugal e Espanha com a intenção de transmitir segurança para as empresas que quiserem investir no Brasil. “O ajuste econômico não está fazendo com que o país perca. Ao contrário, permitirá continuar crescendo.
O estado da economia é saudável e será mais ainda depois do ajuste fiscal, que também foi feito pela Espanha e está dando resultados”, afirmou no Fórum de Líderes, organizado pela Agência Efe e pela KPMG.
“A situação política e institucional é tranquila”, repetiu em várias ocasiões. E o fez horas depois que a Petrobras, maior empresa pública da América Latina, admitiu que perdeu 6,2 bilhões de reais em oito anos devido à corrupção. “O caso preocupa os brasileiros, evidentemente. É um dos males que afetam o Brasil, mas a empresa demonstrou transparência absoluta. O balanço demonstra transparência e é um exemplo para o mundo”, reiterou, para depois acrescentar que a empresa estatal conseguirá “recuperar sua imagem”.
“Corrupção há aqui e lá. O problema não é saber se há ou não. A questão é se é investigado de forma suficiente. No Brasil há investigação. Da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, do Tribunal de Contas, do próprio poder legislativo através de comissões parlamentares... Isso faz com que o país esteja abandonando as tentações de corromper o poder público”, garantiu. O esquema de subornos a altos cargos da Petrobras em troca da concessão de contratos fez balançar o Governo de Rousseff, que presidiu o Conselho de Administração da petroleira estatal entre 2003 e 2010.
TERMER DESDENHA DE PROTESTOS
O vice-presidente descartou um recrudescimento dos protestos que, nos últimos meses, se espalharam pelo Brasil. “Tenho a sensação de que esses dois momentos já passaram. Na primeira mobilização houve mais participantes do que na segunda”, precisou. “Foi dada voz à classe média. Começaram a exigir. Mais ética, melhor comportamento na política. E as exigência são cada vez maiores. Por isso os movimentos sociais não assustaram o Governo. Quase comemoramos.” (Com informações de El País)

Problemas nas vistas faz com que meu ritmo de trabalho não seja bom nesta manhã. Não é a primeira vez que isso acontece. Vou para a cidade de SÃO PAULO bastante desanimado. Na Associação dos Oficiais Militares do Estado de SÃO PAULO vou encontrar um antigo conhecido, o SARGENTO JOÃO CARLOS GOMES, que manteve negócios comigo em 1989, quando eu era Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento Metropolitano. Quem perguntou dele, ontem, foi o ALEMÃO.
Por volta das 14:30 horas estou chegando no Obelisco do IBIRAPUERA. Encontro MARINEI organizando a lista das personalidades que serão homenageadas em 23 de maio com a Medalha MMDC. Alguns currículos ainda não chegaram e isso atrapalha um pouco o seu trabalho.
O Núcleo "SOLDADO BENTO SOARES", de ATIBAIA, manda os diploma da Medalha MMDC que será entregue em solenidade já programada para o dia 20 de maio. Recebemos a visita da doutora MARIA LÚCIA CAMARGO. Ela queria aprontar hoje, com o auxílio da MARINEI, a ata da Reunião do Conselho Superior, pensando que precisaria apresentá-la no próximo dia 30, por ocasião da Assembléia Geral Eleitoral. Ocorre que essa Ata deverá estar pronta apenas para a próxima reunião do Conselho Superior e isso irá demorar alguns meses. Mais sossegada, ela passa a conversar conosco bem mais calma.
O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES visita-nos nesta tarde. Trocamos idéias sobre a Assembléia Geral Eleitoral, marcada para a próxima quinta-feira. Às 16 horas, deixamos o Obelisco. MARINEI leva-me até em casa, como se tornou um hábito desde que fomos para o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.    

O brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, foi executado nesta terça-feira (28) por fuzilamento na ilha de Nusakambangan, na Indonésia, cumprindo uma condenação à morte por tráfico de drogas.
Ele foi o segundo brasileiro executado na Indonésia em 2015 – o cariocaMarcos Archer Cardoso Moreira, 53, teve o mesmo destino em 17 de janeiro, também pelo crime de tráfico.
O paranaense foi condenado à morte em 2005, um ano após ser preso no aeroporto de Jacarta com 6 kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe.
Outros sete estrangeiros condenados por tráfico foram executados nesta terça: Andrew Chan e Myuran Sukumaran, os nigerianos Sylvester Obiekwe Nwolise, Raheem Agbaje Salami e Okwudily Oyantze, o ganense Martin Anderson; além do indonésio Zainal Abidin.
"Tudo correu bem, sem interrupções", disse uma autoridade local.
Diagnosticado com esquizofrenia paranoide no ano passado, sua defesa tentou, sem sucesso, convencer autoridades a reverter a condenação. A família alegou que Gularte foi aliciado por traficantes por causa de seu estado mental.
Segundo relato do diplomata Leonardo Carvalho Monteiro, que o visitou na prisão no último sábado, Gularte reagiu com "delírio" à informação de que seria executado. Ele também rejeitou os três últimos pedidos a que teria direito antes de morrer.
Mas pediu para ser enterrado em Curitiba, sua cidade natal.
Depois de sua condenação há 11 anos, Gularte chegou a tentar suicídio na prisão. De acordo com sua prima  Angelita Muxfeldt, sua situação médica piorou há três anos, e em 2014 uma equipe médica contratada pela família do paranaense o diagnosticou com esquizofrenia paranoide, sofrendo delírios e alucinações.
Ele foi avaliado novamente em março, mas o resultado do exame nunca foi divulgado pelas autoridades da Indonésia. A falta de informações gerou protestos da família e do governo brasileiro.
Em nota no último domingo, o Itamaraty classificou de "inaceitável" a execução de Gularte, dizendo que o governo da Indonésia se recusou a reconhecer a doença mental do brasileiro e fugiu "ao mais elementar bom senso e a normas básicas de proteção dos direitos humanos". Além disso, fez um novo apelo para que a execução fosse adiada.
O governo brasileiro já havia protestado após a morte de Marco Archer, em janeiro, convocando de volta seu embaixador no país, Paulo Alberto da Silveira Soares.
Um mês depois, o então novo embaixador indonésio, Toto Riyanto, teve recusada sua carta credencial por Dilma Rousseff e deixou o Brasil, ampliando o atrito diplomático entre os países. (Com BBC Brasil,  "Folha de S.Paulo" e agências internacionais).

A violência entre as torcidas organizadas fez uma nova vítima. Na noite de domingo, o palmeirense CLÁUDIO FERNANDO MENDES CARDOSO DE MORAIS foi internado em estado gravíssimo na UTI do Hospital SANTA MARCELINA, em SÃO PAULO. O rapaz, conhecido como DUDU DA MANCHA, foi agredido na estação JARDIM ROMANO, da Linha 12 - SAFIRA, da CPTM, por volta das 20 horas, quando voltava para casa após a vitória do PALMEIRAS, por 1 a 0, sobre o SANTOS, no ALLIANZ PARQUE, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista.
Por causa da gravidade dos ferimentos, há suspeita de que CLÁUDIO tenha sofrido morte cerebral. Hoje, foi submetido a duas baterias de exames, mas a Secretaria Estadual de Saúde ainda não havia confirmado o resultado. O diagnóstico deverá ser divulgado apenas amanhã.
CLÁUDIO estava com a namorada, ADRIANA NOGUEIRA, e um amigo quando foi agredido. "O amigo dele estava de MANCHA (vestindo um agasalho da organizada), um cara veio e grudou nele. Nisso, ele foi e bateu no cara. Ele foi para cima. Quando eu olhei, tinha uns caras da (Torcida) JOVEM (do SANTOS) atrás dele com barra de ferro. O segurança da estação falou que eram 15 caras atrás de mim. Eu estava com a bandeira e a blusa. Um pessoal da estação o socorreu", disse ADRIANA à REDE TV!. Segundo a jovem, o grupo usou barras de ferro para agredir o namorado dela. Até esta noite nenhum dos envolvidos foi identificado.
De acordo com a CPTM, a confusão aconteceu na passarela da área externa da estação. Funcionários da empresa chamaram a polícia e o SAMU e um funcionário da segurança levou a rapaz ao hospital.
O presidente da organizada palmeirense, MARCOS FERREIRA, lamentou o ocorrido e pediu que o caso seja investigado, mas afirmou não acreditar em nenhum tipo de vingança no próximo jogo da final, neste domingo, em função da morte de CLÁUDIO. Em sua página do FACEBOOK, o presidente da JOVEM, DENIS DE ALMEIDA, também lastimou o ocorrido.

Dois policiais foram vítimas de tentativas de roubo entre a noite de segunda-feira e esta madrugada, na zona sul, e no centro. Em um dos casos um criminoso foi baleado por uma agente.
De acordo com a Polícia Civil, por volta das 23:30 horas de segunda-feira, um delegado aposentado colocava seu veículo na garagem de casa quando foi abordado por dois homens que anunciaram o assalto.
Logo na sequência, os ladroes foram surpreendidos por uma viatura da GCM, que passava pelo local, na Rua ORLANDO MURGEL, no CAMPO BELO, zona sul. A dupla acabou desistindo do roubo, mas houve troca de tiros com os guardas e perseguição até a Avenida HÉLIO LOBO. Neste ponto, eles conseguiram fugir abandonando o HONDA FIT que usaram na tentativa de crime frustrada.
Uma hora depois, já na madrugada de hoje, uma PM, que dirigia um FORD FIESTA, parou em um semáforo na Avenida SANTOS DUMONT, no BOM RETIRO, região central, quando foi abordada por dois criminosos. Um deles, identificado como BRUNO VIEIRA DE LIMA, de 19 anos, foi até o vidro do passageiro e sacou a arma. Neste momento, a agente começou a atirar contra o bandido.
O ladrão está internado e o comparsa conseguiu fugir. A policial não ficou ferida. Ele ainda não havia sido preso.    

Antônio Abujamra era conhecido pela irreverência de suas encenações e por seu humor crítico em relação a tabussociais. Começou no teatro amador, na peça Assim é se lhe parece, atuando no Teatro Universitário de Porto Alegre.
Como diretor, foi um dos principais da antiga TV Tupi e, como ator, teve atuação destacada.
No início da década de 1980, engaja-se na recuperação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), com destaque para as obras “Os Órfãos de Jânio”, de Millôr Fernandes, e “Hamletto”, de Giovanni Testori, sendo esta última dirigida por ele no TBC e em Nova York, para o Theatre for the New City.
Em 1998, esteve em Monte Carlo, principado de Mônaco, ao lado de celebridades como Claudia Cardinale, Annie Girardot e Yehudi Menuhin, no júri do Festival Mundial de Televisão, como único latino-americano convidado.
Era pai do também ator e músico André Abujamra. As atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra são suas sobrinhas.
Antônio Abujamra foi quem levou o ator Othon Bastos para a televisão, depois do grande sucesso do ator ao interpretar Corisco no filme Deus e o diabo na terra do sol de Glauber Rocha.
Comandou o programa Provocações, da TV Cultura, no ar desde 6 de agosto de 2000, onde adotou um estilo audacioso de fazer entrevistas3 . O programa era exibido todas as terças-feiras, às 23h30, com reapresentação na madrugada de quarta para quinta-feira, às 4h30. O último programa foi exibido no dia 21 de abril, tendo o humorista Eduardo Sterblitch como convidado4 .
Morte
Abujamra morreu aos 82 anos, em consequência de um infarto, ocorrido enquanto ele dormia, no dia 28 de abril de 2015, na cidade da grande São Paulo. O corpo foi velado no Teatro Sérgio Cardoso e cremado no dia seguinte, 29 de abril, no Crematório de Vila Alpina, na zona leste de São Paulo. Deixou dois filhos (Alexandre e o músico André Abujamra). Era tio do do cineasta Samir Abujamra e das atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra.6
Por ironia do destino, no programa Provocações, Abujamra sempre perguntava ao entrevistado como gostaria de morrer, ante as repetidas respostas “em casa, dormindo”, o apresentador costumava debochar do convidado.7
Carreira
Na televisão
Como diretor
1968 - Nenhum Homem é Deus - TV Tupi
1978 - Salário Mínimo - TV Tupi
1979 - Gaivotas' - TV Tupi
1997 - Os Ossos do Barão - SBT
Como ator
1967 - As Minas de Prata … Frazão
1987 - Sassaricando … Totó
1989 - Cortina de Vidro … Arnon Balakian
1989 - Que Rei Sou Eu? … Ravengar
1992 - Amazônia … Dr. Homero Spinoza
1993 - O Mapa da Mina … Nero
1995 - A Idade da Loba … Piconês
1997 - Os Ossos do Barão … Sebastião
1999 - Andando nas Nuvens … Álvaro Luís Gomes
1999 - Terra Nostra … Coutinho Abreu
2000 - Marcas da Paixão … Dono Do Cassino
2004 - Começar de Novo … Dimitri Nicolaievitch
2009 - Poder Paralelo … Marco Iago
2011 - Corações Feridos … Dante Vasconcelos8
No cinema]
1989 - Festa, com direção de Ugo Giorgetti
1989 - Lua Cheia, com direção de Alain Fresnot
1990 - Os Sermões - A História de Antônio Vieira, com direção de Júlio Bressane
1991 - Olímpicos, com direção de Flávia Moraes
1992 - Atrás das Grades, com direção de Paolo Gregori
1992 - Perigo Negro, com direção de Rogério Sganzerla
1993 - Oceano Atlantis, com direção de Francisco de Paula
1996 - Quem matou Pixote?, com direção de José Joffily
1996 - Olhos de Vampa, com direção de Walter Rogério
1998 - Caminho dos Sonhos, com direção de Lucas Amberg
2005 - Concerto Campestre, com direção de Henrique de Freitas Lima
2008 - É Proibido Fumar, com direção de Anna Muylaert
2010 - Syndrome, com direção de Roberto Bomtempo
2013 - Babu - A Reencarnação do Mal, com direção de Cesar Nero
Entre seus principais trabalhos em teatro encontram-se Volpone", de Ben Johnson; Hair, de Gerome Ragni e James Rado; A secreta obscenidade de cada dia, de Manuel Antonio de la Parra; Retrato de Gertrude Stein quando homem, texto seu sobre a vida e obra da autora, e O inferno são os outros, de Sartre.
Premiações
Prêmio Juscelino Kubitschek de Oliveira, pela direção de A Cantora Careca, de Eugène Ionesco, em 1959
Prêmio de melhor ator na peça teatral O Contrabaixo, de Patrick Suskind (1987/1995)
Prêmio Kikito, no Festival de Gramado, como melhor ator pelo filme Festa, em 1989
Troféu APCA de melhor ator de TV (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo papel de "Ravengar", pela atuação na telenovela Que Rei Sou Eu?, em 1989
Prêmio Lifetime Achievement, como diretor, no XI Festival Internacional de Teatro Hispânico em Miami, em 1998.
O Corpo de Bombeiros de SALVADOR confirmou 15 mortes em consequência de deslizamentos de terra ocorrido em SALVADOR, ontem, segunda-feira. Nesta madrugada, um prédio de cinco andares desabou e deixou uma pessoa ferida em BOA VISTA DE SÃO CAETANO. Equipes do Exército vão ajudar na retirada de moradores das áreas afetadas pelas chuvas. O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Integração Nacional, GILBERTO OCCHI. Ele visitou a capital baiana e sobrevoou os principais pontos atingidos. Segundo a Prefeitura de SALVADOR, foram detectadas pelo menos dez áreas críticas com riscos de desabamentos.

Depois de uma intensa crise com o PT e de críticas abertas à presidente DILMA ROUSSEFF, a senador MARTA SUPLICY entregou hoje sua carta de desfiliação  da legenda. O partido, no qual MARTA militou por 33 anos, disse que vai ingressar na Justiça Eleitoral para obter o mandato da senadora. MARTA deixou o PT para disputar a Prefeitura de SÃO PAULO no ano que vem contra o petista FERNANDO HADDAD. Em sua festa de aniversário, no mês passado, ela anunciou que ingressaria no PSB, do vice-governador do Estado, MÁRCIO FRANÇA. A migração tem anuência do PSDB, do governador GERALDO ALCKMIN. Em nota, o PT afirmou que "as razões reais da saída se devem à ambição eleitoral da senadora e a um personalismo desmedido que não pode mais ser satisfeito dentro de nossas fileiras. Por isso, resolveu buscar espaços em outros partidos (...) Ao renegar a própria história e desonrar o mandato, MARTA SUPLICY desrespeita a militância que sempre a apoiou e destila ódio por não ter sido indicada candidata à Prefeitura de SÃO PAULO em 2012". Em vídeo, a senadora respondeu que "o PT acabou se desviando do caminho e se contaminando com o poder".

O senador AÉCIO NEVES ganhou hoje um tempo para discutir com a oposição o pedido de impeachment contra a presidente DILMA ROUSSEFF. A bancada tucana na Câmara já havia se declarado favorável à ação e pretendia apresentar o pedido até amanhã. "A ideia é que o movimento seja único e mais forte", disse o líder do PSDB na Câmara, CARLOS SAMPAIO. O encontro entre PSDB, DEM, PPS e SDD foi agendado para o dia 6 de maio. "Com serenidade, vamos definir os passos que daremos a seguir. Não deixaremos impunes os crimes cometidos pelo atual governo. Mas definiremos as etapas que serão tomadas por nós", afirmou AÉCIO.

RODRIGO GULARTE, de 42 anos, foi fuzilado hoje, na INDONÉSIA, às 14:25 horas (no horário de BRASÍLIA). Ele estava preso desde 2004 em JACARTA por transportar seis quilos de cocaína. O brasileiro foi condenado à pena de morte em 2005. Além de RODRIGO, sete estrangeiros (da AUSTRÁLIA, FILIPINAS, NIGÉRIA e de GANA) morreram, hoje, com um tiro dado pelas forças de segurança da INDONÉSIA. A única que teve o pedido de perdão foi a filipina MARY JANE VELOSO. A retirada dela ocorreu, segundo o governo, após sua suposta recrutadora ter se entregado às autoridades.
O brasileiro alternou momentos de delírio e lucidez antes do fuzilamento. "Daqui irei para o céu e ficarei na porta esperando por vocês", disse RODRIGO, de acordo com o diplomata LEONARDO CARVALHO MONTEIRO, que acompanhou a distância, ao lado de ANGELITA MUXFELDT, prima do condenado, a execução.
Segundo o protocolo, os prisioneiros tem a opção de ficar de pé, ajoelhar-se ou sentar-se diante do pelotão de fuzilamento. As mãos e os pés dos condenados são amarrados e 12 atiradores miram no coração de cada prisioneiro, mas apenas uma das armas têm munição de verdade.
A execução ocorreu na prisão de NUSAKAMBANGAN, a cerca de 400 km de JACARTA. Conselheiro espiritual de GULARTE, o pastor ROMU CAROLUS foi ao presídio para tentar confortar o brasileiro.
Natural de FOZ DO IGUAÇU, RODRIGO é de uma família de classe alta. Quando foi preso, estava com outros dois brasileiros, liberados depois que RODRIGO assumiu sozinho a responsabilidade pela droga escondida nas pranchas de surfe. Ele passou a maior parte da vida com a mãe, CLARISSE MUXFELDT GULARTE, em CURITIBA. Antes da prisão, o surfista morou por cinco anos em FLORIANÓPOLIS, onde vive JIMMY HANIEL PEREIRA GULARTE, seu filho de 21 anos, autista.
GULARTE, relatam parentes, se tornou usuário de drogas aos 15 anos. Em 2006, já sabendo da condenação à pena capital, manifestou sinais de forte depressão e tentou cometer suicídio ateando fogo em colchões e roupas na cela.
No ano passado, parentes contrataram uma equipe médica para tentar provar que RODRIGO sofria de esquizofrenia, evitando, assim, a execução e obrigando o governo a transferi-lo para um hospital especializado. Todos os pedidos, porém, foram negados.
Em janeiro, MARCO ARCHER também foi executado por tráfico de drogas na INDONÉSIA. O governo brasileiro, assim como já havia feito no primeiro fuzilamento, divulgou nota classificando a morte de RODRIGO GULARTE como um "fato grave" nas relações com o governo asiático. " (A execução) fortalece a disposição brasileira de levar adiante, nos organismos internacionais de direitos humanos, os esforços pela abolição da pena capital", diz a nota do Palácio do Planalto.
Novamente os pedidos de clemência feitos pela presidente DILMA ROUSSEFF foram ignorados pelo presidente indonésio, JOKO WIDODO. Em fevereiro, DILMA decidiu não receber as credenciais do embaixador da INDONÉSIA no BRASIL, TOTO RIYANTO, gesto considerado uma forte reação no meio diplomático. A situação continua a mesma.

2 016    :   -    QUINTA-FEIRA
Vamos um pouco mais tarde para o OBELISCO DO IBIRAPUERA. MARINEI CHALUB chega para me levar até esse lugar por volta das 13:30 horas. Ali, encontramos LUÍZ SCALISE. Quer ele conversar conosco e saber sobre a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, que não pode receber em evento marcado para novembro de 2015. MARINEI procura fazer alguma coisa na parte administrativa, mas isso é impossível. Tem de atender as pessoas que a procuram.
Teremos, logo mais, de ir até a Assembléia Legislativa para assistir a uma sessão solene proposta pelo Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA. O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES comparece depois das 18 horas. Vai me acompanhar até a Assembléia Legislativa.
Vamos nos encontrar com muita gente conhecida. Tenho de assinar alguns diplomas dos núcleos MMDC-IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32", que o SARGENTO TARCÍSIO me apresenta e também do Núcleo MMDC-LESTE.
HERNNANNY GUTIERREZ fala sobre alguns fatos graves que estão acontecendo no Núcleo MMDC-ATIBAIA "SOLDADO BENTO SOARES", onde o Presidente da Diretoria Executiva solicitou demissão. Acontece que muita gente nos procura nesse evento e não há como dar-lhe a devida atenção.
Com a chegada do GENERAL-DE-DIVISÃO DÉCIO LUÍS SCHONS, Comandante da 2ª Divisão do Exército, o Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA dá início à sessão solene. 
SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO, PROPOSTA PELO DEPUTADO ESTADUAL, CORONEL PM PAULO ADRIANO TELHADA - ENTREGA DE CONDECORAÇÕES DO NÚCLEO MMDC-LESTE, DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, EM 28 DE ABRIL DE 2016 - 19:30 HORAS.
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”

Evento do Dia 28 de ABRIL de 2016– 19:30h
Local: ALESP – Ass. Legisl. SP – Auditório Fco Montoro
Av. Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera / SP
 

Solenidade Alusiva à Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública, e, Comemoração ao“Ano do84º Aniversário
da  Juventude Constitucionalista”
 
Site:www.mmdcleste.com.br  -E-Mail:mmdcleste@uol.com.br





Núcleo MMDC Leste da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
Outorgas de Medalhas
Lista por  E T A P A S  de  ENTREGA
* 1ª ETAPA - Parte A
AUTORIDADES e DIGNITÁRIOS
NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
1
Exmo Gen de Divisão Décio Luis Schons
Cmt da 2ª Divisão de Exército
Grã Cruz Heróis de 32
2
Ten Cel PM Eduardo Alexandre Beni
Sub cmt do GRPAe
MMDC
3
Maj PM Arthur Velloso Júnior
Sub Cmt do 34º BPM/I
Estatueta Sd Constituc.
4
Exmo. Dr. Fabio de Salles Meirelles
Presidente da FAESP
Marechal Trompowsky - Mérito do Magistério Militar
5
Cap PM Luciano Terêncio de Melo
Cmt 1ª Cia-29° BPM/M
Mérito Constitucionalista
6
Cap PM José Romeu Dutra
Cmt 2ª Cia- 29° BPM/I
Mérito Constitucionalista
7
Cap PM Emerson Sobral
Cmt da 2ª Cia – 29ºBPM/I
Esplendor de São Miguel
8
Cap PM Marlon Assis Magro
BPTran
Esplendor São Miguel
9
Sr. Alfredo Duarte Santos
Inst Hist Geogr São Paulo
Estatueta Sd Constituc
10
Dr. Mauricio Kirilos
Dir. Soc. Amigos da 2ª Divisão de Exercito e Vice- Pres. Núcleo MMDC da Secr. Educação Est SP
Marechal Sampaio
* 1ª ETAPA - Parte B
AUTORIDADES e DIGNITÁRIOS
NOME
FUNÇÃO
Tipo de Medalha
1
Dr. Antonio Basile
Presidente da Atrium Concorde
Mérito Tiro de Guerra - Escola de Civismo
2
Dr. José Rodrigues Pereira do Vale
Pres. da Pereira do Vale Advogados Associados
Mérito Tiro de Guerra - Escola de Civismo
3
Comendador Roberto C. T. Mendes
Vice Pres Nucleo MMDC Pela Lei e Pela Ordem da Câmara Municipal S.Paulo
Esplendor São Miguel
4
Dr. Eliezer Pereira Martins
Pres da Pereira Martins Advogados Associados
Esplendor São Miguel
5
Dr. Antonio Carlos Luz Magalhães
Agente do TCE
Esplendor São Miguel
6
Sr. César Augusto de Azambuja Silva
Empresário
Colar Cruz Honra Constituc
7
Dr. José Vicente Santini
Advogado
Colar Cruz Honra Constituc
8
1º Ten PM Rafael Victor Messias Tavares
18º BPM/M
Esplendor São Miguel
9
Al Of PM Fernando Genauro da Silva
Pres.  Diretorio Academico da Academia de Polícia Militar do Barro Branco
Esplendor São Miguel
10
1° Sgt PM Marcos Rogerio Gonçalves Pita
ESSgt
Colar Cruz Alvarenga
11
Cb PM Julio Cesar Dias de Oliveira
29° BPM/M
Colar Cruz Alvarenga
12
Cb PM Humberto Dias Ferreira
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Medalha Heróis de 32
* 2ª ETAPA - Parte A                                                     Ocorrências Policiais de Destaque
- 1ª Ocorrência
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
Ocorrência de Libertação de Vítimas de Sequestro e Cárcere Privado
na Ação criminosa de Quadrilha de Saidinha de Banco
1
1º Ten PM Nelson Santini Neto
Cmdo ROCAM I-08213
Colar Cruz Honra Constituc
2
3º Sgt PM Benedito Aparecido Ambronisio
Graduado reformado
Colar Cruz Honra Constituc

- 2ª Ocorrência
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
Procurado pela Justiça, após homicídio de Policial, resiste a Prisão e
entra em confronto com Equipe Rota
1
1º Sgt PM Flavio Henrique da Silva
Cmt Eq. ROTA 91213
Colar Cruz Honra Constituc
2
Cb PM Alexandre Pedroso Rodrigues
Eq. ROTA 91213
Mérito Constitucionalista
3
Cb PM Daniel Gonçalves Correa
Eq. ROTA 91213
Mérito Constitucionalista
4
Sd PM Bruno Santos Costa
Eq. ROTA 91213
Mérito Constitucionalista

- 3ª Ocorrência
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
Flagrante de Tráfico de Drogas, Prisão e Apreensão
de Grande Qtde de Armamentos por Equipe de ROTA
1
2º Sgt PM Emerson dos Santos Almeida
Cmt Eq. ROTA 91212
Esplendor de São Miguel

- 4ª Ocorrência
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
Apoio ao Cmdo de rota em Emboscada na Comunidade (Favela) Funerária
1
Cb PM Angelo Di Giuseppe
Eq. ROTA 91215
Esplendor de São Miguel
2
Cb PM Marcelo Aquino de Brito
Eq. ROTA 91215
Esplendor de São Miguel

- 5ª Ocorrência
NOME
FUNÇÃO
Tipo de MEDALHA
Oc. de Dupla Tentativa de Homicídio / Recaptura de Menores Infratores Procurados ”
1
2º Sgt PM Diego Raphael Guaranha dos Santos
Cmt Eq 1º BAEP
Medalha Heróis de 32
2
Sd PM Alex Duarte
Eq BAEP
Medalha Heróis de 32
3
Sd PM Jorge Aparecido Santana Ferreira
Eq – 1º BAEP
Medalha Heróis de 32
* 2ª ETAPA - Parte B
- 6ª Ocorrência
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
Oc. de Flagrante de Criminosos que Promoviam “Pancadão”
Praticando Vandalismo e Dano com Veículos Roubados
1
2° Sgt PM Anderson da Silva Gimenes
Cmdo Grupo Ptr 1 - 29° BPM/M
Colar Heróis de 32
2
Cb PM Rodrigo Alberto da Silva
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
3
Sd PM Renato da Silva Ribeiro
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
4
Sd PM Reinaldo da Silva Ribeiro
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
5
Sd PM Douglas Ramos da Silva
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
6
Sd PM Wilker Rodrigues de Oliveira
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
7
Sd PM André Luiz Dias da Silva
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
8
Sd PM Rafael Medeiros Martins
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
9
Sd PM Wytalo Dyego Marques Gomes
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
10
Sd PM Emanuel Ferreira da Silva
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
11
Sd PM Telles de Azavedo Dias *
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
12
Sd PM José Fernando Ferreira Bispo
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
13
Sd PM José Roberto Pereira Bersani Junior
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
14
Sd PM Felipe Pereira do Nascimento
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
15
Sd PM Fernando Rodrigues Secco Junior
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
16
Sd PM Gabriel Souza Barbosa de Oliveira Silva
RP 1ª Cia do 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
* 3ª ETAPA
Medalha: “MMDC – Soc Vet 32” (mmdc Atibaia)
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
1
2º Sgt PM José Martins Junior
APMAL
MMDC
2
3º Sgt PM Nicolangelo Costa Silva
Bomb 2º GB, PB Santana
MMDC
3
Cb PM Adilson Pereira da Silva
Bomb 19º GB, PB Atibaia
MMDC
4
Lurdes Lopes dos Santos Carvalho 
Escriturária aposentada
MMDC
5
Nilson Rogério Baroni
Engenheiro Civil
MMDC
6
1º Sgt PM Silas Belisário
19º GB, PB Atibaia
Estatueta Sd Constituc.
7
Cb PM Ivano do Nascimento
19º GB, PB Atibaia
Estatueta Sd Constituc
8
Cb PM Claudio Marcelino Carneiro
19º GB, PB Atibaia
Estatueta Sd Constituc.
9
Sd PM Fabio Leandro Gonçalves
19º GB, PB Atibaia
Estatueta Sd Constituc
10
BA Elvio Renato Orlandini
Bomb Aux 19º GB, PB Atibaia
Estatueta Sd Constituc.
11
BA Paulo Sergio Amaro Leite
Bomb Aux 19º GB, PB Atibaia
Estatueta Sd Constituc
12
BA João Batista do Prado
Bomb Aux 19º GB, PB Atibaia
Estatueta Sd Constituc.
* 4ª ETAPA
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
1
2º Sgt PM Paulo Roberto Pantaleão Junior
18º BPM/M
Esplendor de São Miguel
2
Cb PM Ailton Barreto de Novais
29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
3
Cb PM Cristiano Ribeiro Costa
Eq. ROTA
Esplendor de São Miguel
4
Cb PM Rodrigo Oliveira Sousa
Eq. ROTA
Esplendor de São Miguel
5
Sd PM Marco Aurélio dos Santos
Eq. ROTA
Esplendor de São Miguel
6
Cb PM Walter Michetti Junior
Tribunal Justiça S. Paulo
Esplendor São Miguel
7
Cb PM Wagner de Castro
Tribunal Justiça S. Paulo
Esplendor São Miguel
8
Sd PM Wallace Alves de Almeida
RP 1ª Cia - 29° BPM/M
Esplendor de São Miguel
9
Cb PM Claudia Lucia Buckingham Gonzaga Dias
2ª Cia do 29° BPM/I
Mérito Constitucionalista
10
Sd PM Anderson Oliveira de Souza
RP 1ª Cia - 29° BPM/M
Mérito Constitucionalista
Grata surpresa nesta noite é condecorar com a GRÃ CRUZ "HERÓIS DE 32" o filho do CORONEL PM ZABORSKI, autoridade indicada pelo doutor ANTÔNIO CARLOS LUZ MAGALHÃES, que se acha presente, acompanhado de esposa e filhos. O doutor MAGALHÃES está com idéia de criar um núcleo no Tribunal de Contas. Irá conversar com o Presidente da Instituição à respeito.
Ficamos durante um bom tempo, após o término da sessão solene, conversando com nossos amigos. Uma comitiva de ITANHAEM propõe a montagem de um núcleo naquela cidade.
Meu companheiro de bancos escolares do antigo CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO, CORONEL PM MENDES, vai-me deixar na estação ARMÊNIA, onde embarco num ônibus que me traz para GUARULHOS.

Nesta quinta-feira, 28, diversas vias foram interditas por todo o país por movimentos sociais que são contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Manifestantes colocaram fogo em pneus e outros objetos e atrapalharam, por exemplo, quem ia trabalhar na maior cidade do país, São Paulo. Na região, os protestos eram encabeçado pelo MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, cujo líder, Guilherme Boulos, disse recentemente que não haveria paz no Brasil caso o movimento de impedimento contra a líder petista continuasse....

As mãos que tampavam o rosto escondiam as lágrimas de emoção durante a comemoração. Foi assim, com o peso de quem precisava mostrar o seu valor, que RICARDO CENTURION marcou dois gols na goleada por 4 a 0 contra o TOLUCA-MEX, hoje, no MORUMBI, e ajudou o SÃO PAULO a encaminhar a classificação para as quartas de final da COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA.
Na altitude de 2.850 metros de QUITO, o RIVER PLATE se complicou e acabou derrotado pelo INDEPENDIENTE DEL VALLE, por 2 a 0, nesta noite, no Estádio Olímpico de ATAHUALPA. Como fez a melhor campanha na primeira fase, os argentinos vão decidir a classificação em casa, no MONUMENTAL DE NUÑEZ, em BUENOS AIRES.
Se o RIVER terá uma tarefa muito complicada no jogo de volta na ARGENTINA, o seu maior rival no país só precisará fazer o simples para avançar às quartas de final da LIBERTADORES.
O time do atacante CARLITOS TEVEZ superou o CERRO PORTEÑO jogando no PARAGUAI, por 2 a 1, contando com um gol justamente do seu camisa 10, que ainda deu uma assistência para LODEIRO marcar o segundo. CECÍLIO DOMINGUEZ descontou para os donos da casa.
O BOCA pode até perder por 1 a 0 no jogo de volta, na quinta-feira que vem, na BOMBONERA, que segue adiante no torneio para enfrentar CORINTHIANS ou NACIONAL, do URUGUAI.
Havia quem estivesse preocupado. Encarar o xará do AMAPÁ com um time reserva poderia ser um pouco arriscado para o SANTOS, que tem a COPA DO BRASIL como um dos principais objetivos desta temporada. Mas hoje o mar estava para PEIXE, de água salgada, claro.
Mesmo sem jogar um bom futebol, o time B de DORIVAL JÚNIOR venceu a partida de volta contra o PEIXE da AMAZÔNIA por 3 a 0 e se garantiu na segunda fase da competição - no jogo de ida, houve empate por 1 a 1.
Agora, o SANTOS vai pegar outro time da Região Norte do país, o GALVEZ, do ACRE. As datas dos duelos ainda não foram definidas.

Caso o Senado afaste a presidente DILMA do cargo, o vice-presidente, MICHEL TEMER, pretende enviar, ainda em maio, propostas de duas reformas de impacto, da Previdência e a trabalhista. A revelação foi feita ao jornal "O GLOBO" pelo ex-ministro ROBERTO BRANT, que comandou o Ministério da Previdência no governo FERNANDO HENRIQUE e, por designação de TEMER, formula políticas para o setor.
Entre as principais mudanças para a aposentadoria está a fixação de idade mínima de 65 anos para homens e mulheres. Também está prevista a desvinculação dos benefícios previdenciários e assistenciais (para deficientes e idosos de baixa renda) do salário-mínimo. Eles passariam a ser corrigidos anualmente apenas pela inflação.
Em compensação, a política de valorização do salário-mínimo, com possibilidade de ganhos reais, se tornaria defnitiva para trabalhadores na ativa. Hoje, sua vigência vai até 2019.
Cotado para assumir o Ministério do Trabalho e Previdência, segundo fontes ligadas a TEMER, BRANT disse que ainda não foi convidado. Frisou, porém, que não pretende aceitar, porque as mudanças precisam de "sangue novo" para enfrentar desafios. Ele foi o responsável pela consolidação do programa econômico formulado ano passado pelo PMDB, "Uma ponte para o futuro".

A professora de Direito Penal JANAÍNA CONCEIÇÃO PASCHOAL, uma das autoras do pedido de impeachment da presidente DILMA, defendeu hoje que o Senado deve analisar a denúncia toda e não apenas as pedaladas de 2015 e os decretos suplementares daquele mesmo ano. Na Comissão Especial de Impeachment, ela ressaltou que das 65 páginas da denúncia, 15 tratam de denúncias de corrupção investigadas na OPERAÇÃO LAVA JATO. Disse que há um tripé nas acusações entre o petrolão, as pedaladas fiscais e os decretos de crédito suplementar.

Antes, o jurista MIGUEL REALE JÚNIOR, também autor do pedido de impeachment, disse que o processo de afastamento é contra a "ditadura da propina". Ele voltou a vincular a crise econômica às pedaladas fiscais e aos decretos de crédito suplementar assinados por DILMA sem autorização prévia do Congresso. E, ao terminar seu depoimento à comissão, rebateu as acusações do governo de que não haveria prova contra a presidente. "Nunca vi um crime com tanta impressão digital. Estão lá as impressões digitais. Não era possível um delito com tanta prova. Um crime de responsabilidade sem punição, aí sim que é irresponsabilidade, uma forma de golpe, e essa Casa não vai aderir a isso".