domingo, 8 de maio de 2016

IMAGENS E CORREÇÃO DO LINK - FELIZ DIA DAS MÃES NO DISCURSO DO PRACINHA VICTÓRIO NALESSO

(link correto) Feliz Dia das Mães no discurso do pracinha Victório Nalesso


Entrada
x

JBiajone

Anexos21:44 (Há 2 horas)
para IHGGIHELIORedação, Cco:mim

Carissimos amigos
Saudações de Dia das mães!

Neste link (agora correto)
https://www.youtube.com/watch?v=JN2Iw0o9fYw&feature=youtu.be

segue video contendo discurso de nosso pracinha Victório Nalesso alusivo aos 71 anos do Dia da Vitória que ontem comemoramos em solenidade promovida pelo em nosso Tiro de Guerra, na qual foram também homenageadas as mães de nossos atiradores.
Seguem em fotos dos agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito "Dois Heróis Itapetininganos" em memória aos soldados Sebastião Garcia e Joaquim Antonio de Oliveira, pracinhas itapetininganos falecidos em combate às forças nazi-fascistas na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Encaminho-vos também link do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga que noticiou em seus editoriais matéria acerca da solenidade
http://ihggi.itapetininga.com.br/2016/05/07/dia-da-vitoria-foi-comemorado-em-itapetininga/

Agradecemos ao presidente Helio Rubens e ao secretário Sergio Peiretti pela divulgação da matéria e, em especial, ao cinematografista Zezinho Trindade pelas fotos e elaboração do video.

Att e sempre grato
Biajone
Maio 8, 2016
3 anexos






7 DE MAIO DE 2016 - SÁBADO

CORONEL PM VENTURA E MAJOR PM CÁSSIO NA ANTIGA SEDE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 323-MMDC, NA RUA ANITA GARIBALDI, CENTRO DE SÃO PAULO.

D I A      S  E  T  E        D E      M  A  I  O      D E       2016      –     S  Á  B  A  D  O.
79 anos, quatro meses e dez dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 303º DO ANO 66º - MÊS 10º
57 anos e 336 dias na PMESP.
57 anos e 87 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 693 dias – 494 692 horas.
52 anos e 244 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.  
28 anos e 57 dias no Posto de Coronel – 337 meses e 26 dias.
4 anos e 305 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 343 dias CORONEL - 24 anos e 145 dias na reserva.
10 900-261 416                      10 343-248 160                                 10 606-253 692.
DIA DE SANTA FLÁVIA DOMITILA. Era sobrinha de FLÁVIO CLEMENTE, um dos cônsules de ROMA, martirizado por ter confessado ser cristão. Pertencia à nobre família dos FLAVIANOS, sendo parente próxima dos imperadores VESPASIANO, TITO e DOMICIANO; este último mandou desterrar SANTA FLÁVIA para uma ilha, onde sofreu o martírio. Naquela época, os cristãos que não adoravam os deuses romanos eram considerados ateus e havia divergência sobre quem era cristão e quem era judeu. FLÁVIA DOMITILA foi presa por confirmar sua fé cristã para o imperador, enviada para a ilha de PONZA e martirizada até a morte.

DIA DO OFTALMOLOGISTA
DIA DO SILÊNCIO

1458 a. HAGIA SOFIA, uma catedral construída em CONSTANTINOPLA sob as ordens do imperador bizantino JUSTINIANO I (483-565) desmorona no dia 7 de maio de 558, parcialmente, em conseqüência de um terremoto ocorrido em dezembro. Construída em apenas seis anos sob o comando dos arquitetos ANTEMIO DE TRALLES (474-534) e ISIDORO DE MILETO (480-540), a igreja ficou pronta em 537. Imediatamente após a destruição parcial, o imperador financiou as obras de recuperação.
216 a. morre NICOLA PUCCINI, compositor italiano, em 7 de maio de 1800.
191 a. estréia a Nona Sinfonia em VIENA, uma das obras mais famosas de BEETHOVEN, em 7 de maio de 1824. BEETHOVEN assistiu “seu derradeiro e maior triunfo”: foi efusivamente aplaudido durante a execução do concerto no TEATRO DE VIENA.
185 a. ESPANHA e ARGENTINA firmam um acordo sobre a extradição de criminosos, em 7 de maio de 1831.
183 a. nasce o compositor alemão JOHANNES BRAMS, em 7 de maio de 1833. Falece em 3 de  abril de  1897.
176 a. nasce PIOTR TCHAIKOVSKI, músico russo, em 7 de maio de 1840.
146 a. patriota cubano DOMINGO GOICURIA morre fuzilado em HAVANA no dia 7 de maio de 1870.
143 a. morre JOSÉ ANTÔNIO PÁEZ, primeiro presidente da VENEZUELA, em 7 de maio de 1873.
130 a. da COCA-COLA. A primeira fábrica no BRASIL foi inaugurada em 7 de maio de 1886.
123 a. nasce ORESTES BARBOSA em 7 de maio de 1893 é criado o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), uma força integrante da Marinha do Brasil.
O CFN é a unidade militar mais bem treinada e equipada das Forças Armadas. Conhecidos como Combatentes Anfíbios, os Soldados da Liberdade, são rigorosamente selecionados e recebem um treinamento especial, um dos mais rigorosos do mundo.São preparados para combater no mar, na terra e no
ar, sendo considerados Tropa de Elite. Em 4 de maio de 1972 é criada a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), com fim de reunir Fuzileiros Navais, da Reserva ou Reformados, mantendo unidos sob os mesmos ideais e espírito de corpo.
119 a. o jornal DIÁRIO POPULAR publicava em 7 de maio de 1897: em aviso de 5 de maio à Superintendência de Obras Públicas, declarou o doutor secretário de Agricultura que tendo o governo resolvido não aceitar nenhuma das propostas apresentadas pela construção do CANAL DO TAMANDUATEI, não devem ser abertas as mesmas propostas, sendo devolvidas a quem de direito.
Está exposta em nosso escritório (do jornal) uma das facas encontradas nos despojos do célebre DIOGUINHO. Mede a lâmina 45 centímetros de comprimento. Provavelmente foi este instrumento com que o celebre criminoso cometeu alguns dos seus muitos assassinatos.
Efetuou-se em 6 de maio de 1987 a reunião dos membros da Associação Comercial do RIO a fim de responderem à consulta do governo sobre quais eram as causas da baixa do preço do café. Apuraram-se as seguintes opiniões: a baixa do preço é devida exclusivamente ao excesso considerável da produção; à falta de recursos pecuniários e de crédito no exterior; especulação de jogadores da bolsa.
Refere um despacho do interior do Estado de PERNAMBUCO que a coluna de que faz parte o 31º Batalhão de Infantaria encontrou-se com um bando de jagunços, armados e dando-lhe combate, destroçou-o.
118 a. publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 7 de maio de 1898: a um cavalheiro residente em uma localidade do interior, e que se acha atualmente na capital, afirmou pessoa de todo conceito haver visto o famigerado DIOGUINHO, com perfeita saúde. Aquele cavalheiro narrou-nos o fato, o qual, por nossa vez transmitimos aos leitores com as devidas reservas.
Escreve-nos o ilustre intendente de Polícia e Higiene: “Peço-vos digneis noticiar nessa folha que de amanhã em diante a carne abatida no Matadouro será marcada com um sinal especial, diferente em cada dia, de modo que o público, conhecida a marca do dia pelos boletins que forem diariamente publicados, verifique a carne que porventura seja abatida clandestinamente.
Causou muito boa impressão, nesta praça do RIO, a notícia de que a Companhia de Melhoramentos do BRASIL entrara em acordo com um sindicato em LONDRES para efetuar-lhe a transferência das concessões que possui. Consta já estar a negociação ajustada pelo preço de 830 mil libras.
Telegramas recebidos aqui, de MADRI, declaram que a esquadra espanhola, comandada por FERNANDO VILLAMIL, obteve completa vitória em PORTO RICO. Milhares de capitalistas americanos já deixaram a cidade. 
116 a. do início da operação do sistema de bondes elétricos da empresa canadense SÃO PAULO TRAMWAY LIGHT AND POWER Co. LTD. ligando o LARGO DE SÃO BENTO À BARRA FUNDA, em 7 de maio de 1900.  Os serviços foram rapidamente expandidos apesar das objeções impostas pela CVP (COMPANHIA VIAÇÃO PAULISTA), resultante da fusão de empresas precedentes e operadoras de grande número de linhas de bonde de tração animal. Os primeiros estudos de uma ferrovia circular para a Cidade de SÃO PAULO datam de 1898, mas somente por volta de 1906/1907 foi apresentado por FELIPE ANTÔNIO GONÇALVES um projeto mais consistente, denominado “A METROPOLITANA”.
115 a. nasce GARY COOPER, ator norte-americano de cinema, em 7 de maio de 1901.
113 a. do impedimento de uma ascensão planejada por SANTOS DUMONT em PARIS, cujos resultados eram aguardados com grande interesse por parte do público, no dia 7 de maio de 1903. Uma tremenda tempestade que se desencadeou sobre PARIS, acompanhada de chuvas e fortes ventanias, impediu a realização dessa prova, da qual se esperava ver sair glorioso o destemido campeão dos ares. Os jornais da época reconheceram que a resolução de SANTOS DUMONT foi tanto mais prudente quanto o seu balão, devido às suas pequenas dimensões, suportar a tormenta. Esse balão era acionado por um pequeno motor de três cavalos, com a força ascensional de 235 quilos.
112 a. do naufrágio do transporte que conduzia para o JAPÃO os adidos militares que por nomeação dos diversos governos iriam acompanhar no ORIENTE as operações de guerra, em 7 de maio de 1904. O sinistro ocorreu em SIMONASEKI, mas os adidos militares foram transferidos para outro navio que os salvou. Sabe-se que em PETERSBURGO os japoneses teriam prosseguido em sua rápida avançada para o norte. 
111 a. nasce OCTAVIO MOURA ANDRADE, em BROTAS, SÃO PAULO, no dia 7 de maio de 1905. Fundador de ÁGUAS DE SÃO PEDRO, um verdadeiro “bandeirante do Interior que, a partir de ANDRADINA, no MATO GROSSO DO SUL, tornou-se um “fundador de cidades”, ao lado do irmão ANTONIO JOAQUIM DE MOURA ANDRADE. E mais que, em ÁGUAS DE SÃO PEDRO, fundar a Estância, criou e desenvolveu um florescente mercado de trabalho, que gerou grande desenvolvimento na região. Para a construção da nova cidade fez-se necessária desde a criação da primeira olaria do município de SÃO PEDRO, até a capacitação profissional de inúmeros são-pedrenses que tiveram oportunidades de se especializarem em diversas profissões, numa época em que a economia local estava restrita à agricultura. 
106 a. cometa HALLEY passa pela TERRA, em 7 de maio de 1910.
105 a. o jornal O ESTADO publica que foi lavrado no dia 7 de maio de 1911 no cartório do terceiro ofício, do qual é serventuário o MAJOR ATTO MACUCO BORGES, a escritura de doação que a câmara municipal de SANTOS fez ao governo do Estado de dois terrenos para nele serem construídos dois grupos escolares. Estes terrenos estão situados, um na VILA MATHIAS e outro na VILA MACUCO. 
104 a. nasce o Doutor EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI em 7 de maio de 1912. Falece em 23 de outubro de 1993.
104 a. (NOVA YORK) A diretoria da WHITE STAR LINES parte hoje para o local onde foi a pique o TITANIC, a fim de procurar os cadáveres das vítimas do naufrágio, pois nenhum dos vapores particulares empregados nesse serviço possui aparelhos de radiografia. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO no dia 7 de maio de 1912).
102 a. nasce o veterano do Movimento Constitucionalista de 1932, LUIZ MORELLI, em 7 de maio de 1914. Falece em 24 de julho de 2009.
101 a. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: um submarino alemão afunda, no mar da IRLANDA, o transatlântico LUSITÂNIA dos ESTADOS UNIDOS, causando a morte de 1,2 mil pessoas, em 7 de maio de 1915. A ALEMANHA e os ESTADOS rompem relações diplomáticas. O naufrágio levou os ESTADOS UNIDOS a entrar na PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
  97 a. nasce EVA DUARTE DE PERÓN, primeira dama Argentina, em 7 de maio de 1919.
  93 a. nasce a atriz ANNE BAXTER no dia 7 de maio de 1923. Falece em 12 de dezembro de 1985.
  91 a. nasce JORGE LOREDO, o “ZÉ BONITINHO” em 7 de maio de 1925. JORGE LOREDO resolveu estudar teatro porque acreditava levar jeito para papéis dramáticos. Virou humorista. Trabalhou com MANOEL DA NÓBREGA, CHICO ANYSIO e, imitando um amigo, descobriu o seu ganha-pão, o humor. Casou-se três vezes, teve padrinhos importantes como JUSCELINO KUBITSCHEK e passou dois anos de sua vida recluso num sanatório. Radialista, bancário e advogado, LOREDO sempre foi sério, talvez por isso faça rir como ninguém. Sua trajetória acabou virando tema de um documentário: CÂMERA, CLOSE! De SUSANNA LIRA. O projeto venceu mais de 300 concorrentes no concurso BRASIL DOCUMENTA, do canal GNT, trazendo depoimentos de CHICO ANYSIO, ANDRÉA BELTRÃO, MATHEUS NACHTERGAELE e a história da vida de um dos mais antigos personagens de humor ainda na ativa. 
Jorge Rodrigues Loredo (Rio de Janeiro, 7 de maio de 1925 - Rio de Janeiro, 26 de março de 2015) foi um ator humorista brasileiro, mais conhecido por seu personagem Zé Bonitinho. Paralelamente, exerceu a profissão de advogado, especialista em Direito Previdenciário e do Trabalho. Era irmão do também ator João Loredo também falecido.
Filho de Luiza Rodrigues Loredo e do comerciante Etelvino Ignacio Loredo, Jorge foi criado no subúrbio de Campo Grande, no Rio de Janeiro. Aos 12 anos foi diagnosticado com osteomielite na perna esquerda.  A dor constante, só curada nos anos 70, fez de Loredo um garoto introvertido e cabisbaixo. Aos 20 anos, devido a uma tuberculose, foi internado num sanatório. O que parecia ser mais uma tragédia foi, ao contrário, sua salvação. Incentivado pelos médicos, participou de um grupo teatral no hospital e descobriu sua vocação de ator.
Após receber alta, um teste vocacional identificou tendência para "atividades exibicionistas". Loredo procurou uma escola de teatro em busca de papéis "sérios". A contragosto, sua primeira audição foi para representar o monólogo cômico Como Pedir uma Moça em Casamento. Aprovado, adotou o humorismo como profissão. Foi quando surgiram personagens clássicos como o mendigo filósofo que tratava a todos os que lhe davam esmolas de "meu nobre colega", na Praça da Alegria, no final dos anos 1950.
Zé Bonitinho[editar | editar código-fonte]
Seu principal personagem, Zé Bonitinho, era uma caricatura de um cafajeste: homem com topete, bigodinho, gravata borboleta e terno extravagante. Estrou em 1960 no programa "Noites Cariocas", dirigido por Chico Anysio na TV Rio.
Morte: Faleceu aos 89 anos em 26 de março de 2015, após ter sido internado no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro.
Loredo estava internado no hospital desde o dia 3 de fevereiro e a partir do dia 13 foi mantido na Unidade Cardio Intensiva. Teve uma longa luta contra uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e um enfisema pulmonar. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. O corpo do humorista foi cremado no dia 27 de março, no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.
Apesar da idade, até 2013 o humorista ainda continuava atuando e se comunicando com seus fãs através das redes sociais, mantendo uma agenda de shows.
Filmografia: 1959 - Um Caso de Polícia; 1960 - Sai Dessa, Recruta; 1962 - As Testemunhas Não Condenam; 1967 - A Espiã Que Entrou em Fria; 1970 - Sem Essa, Aranha; 1977 - O Abismo; 1978 - Tudo Bem; 2005 - Câmera, Close
  82 a. do 2o. BATALHÃO DE POLÍCIA DE CHOQUE. Fundado em 7 de maio de 1934. Comandei essa Unidade de 26 de novembro de 1986 a 11 de março de 1988. No prédio onde funciona o 2º BPChq, eu comecei a minha vida de oficial, onde me apresentei ao antigo BATALHÃO DE GUARDAS em 23 de setembro de 1963, como ASPIRANTE A OFICIAL.
  71 a. da rendição incondicional da ALEMANHA na 2ª Grande Guerra, em 7 de maio de 1945. O ESTADO MAIOR das FORÇAS ARMADAS alemãs assinava o documento de rendição incondicional da ALEMANHA, no quartel-general aliado, em RHEIMS, na FRANÇA. Havia uma semana, com a chegada das tropas soviéticas a BERLIM, HITLER se suicidava. O novo comandante, ALMIRANTE DOENITZ, solicitava o fim das hostilidades. "Após uma luta heróica, a ALEMANHA sucumbiu”, disse o ministro do EXTERIOR, CONDE VON KROSIGK. 
  66 a. GENERAL SOMOZA assume o cargo da presidencia da NICARÁGUA, após o falecimento do presidente ROMÁN Y REYES, em 7 de maio de 1950.
  53 a. ESTADOS UNIDOS colocam em órbita o satélite de comunicações TELSTAR, em 7 de maio de 1963.
  52 a. das seguintes anotações feitas em 7 de maio de 1964 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 10º - DIA 303º - 5 anos e 337 dias na FORÇA PÚBLICA – 244 dias como ASPIRANTE – 231 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Nesse dia santo, assunção de NOSSA SENHORA, resolvi descansar um pouco das agruras de uma vida de serviço que venho levando atualmente. Eis que vou para meu lar e continuo pensando na secretaria do BG, onde, com dificuldades, cumpri o meu quarto mês nas funções que assumi em 6 de janeiro do corrente ano.
Levanto-me depois das 8 horas, deixando meu lar logo em seguida. Tinha em mente dar um pulo em POÁ, onde, em casa de meus pais, poderei descansar um pouco. Consigo tomar o trem das 10:15 horas, fazendo uma viagem boa, já que a manhã estava saudável para ser aproveitada da maneira como eu fazia.
Chegando na terra onde nasci, dou um pulo na Delegacia. Ali me encontro com o 2º SARGENTO NELSON RIZZO, recém-promovido, que foi classificado na 1ª Companhia Independente, continuando no comando do Destacamento poaense. Conversaria com as praças conhecidas, principalmente com os soldados FLORISBELO, EXPEDITO, JOÃO DOS SANTOS e outros. Os comentários surgiam em torno dos nomes dos sargentos e soldados que foram expulsos da FORÇA PÚBLICA, por ato do Secretário da Segurança Pública, a contar de 4 do corrente. Entre eles está o nome do ex-presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados, OIRASIL WERNECK, atualmente preso no PMRG. Converso também com o doutor BERNARDO GUEDES, Delegado local e com o escrivão MAYA, que foi transferido para JACAREÍ. O novo escrivão de POÁ parece que será o JESUS DÉCIO VAVOLIZZA, um de meus colegas de Ginásio.
Em casa de meus pais chego quando são 12:30 horas. Ali almoço sossegadamente e durante grande parte da tarde prefiro gozar um modorrento sono.
Os casos de família continuam na mesma. Nada modificou. Meu irmão CARLOS continua ainda no longínquo LIMOEIRO, em PERNAMBUCO, não havendo grandes esperanças de retorno para SÃO PAULO: sua namorada, MARLY RIBAS, visitou meus pais nesta tarde. A herança da família FONSECA continua tão incruada como antes. Parece que não há acordo mesmo entre os familiares.
Estou escrevendo essas páginas quando o relógio bate 19 horas. Consegui o intento de descansar bastante na cidade poaense, quase nem me lembrando do serviço do quartel, que se tornara obsessão ultimamente. Relembrei o passado e pode ser que retornarei à POÁ amanhã à noite deixando o sábado para completar o descanso que quero ter, pois de outra forma estarei comprometendo a própria saúde, Ainda espero ficar algumas horas em POÁ, antes de retornar para SÃO PAULO.
Vou ao CINE COLONIAL onde assisto ao filme “FÉRIAS NO HAWAI” com alguns policiais destacados na cidade.
Eram pouco mais de 22 horas quando tomo um ônibus para SÃO PAULO. Vou dormir no BATALHÃO DE GUARDAS, pois já era um tanto tarde para ir para casa.
  51 a. dos acontecimentos registrados no dia 7 de maio de 1965 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 10º - DIA 302º - 6 anos e 337 dias na FORÇA PÚBLICA - 349 dias como 2º TENENTE - 596 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Pela manhã temos uma preparativo para o desfile de amanhã - DESFILE DA VITÓRIA - onde as Companhias de Guerra são separadas e os homens conhecem os lugares que irão assumir no Desfile. É algo racional, idéia do Comandante, que vai trazer ordem na Formatura e vantagem no tempo ganho.
Na FIF temos o trabalho de preparar o balancete relativo ao mês findo. É um trabalho que está a cargo dos SARGENTOS VICTOR VALÉRIO e MELLO, encarregados na parte contábil da tesouraria.
A reunião do Conselho de Administração é realizada às 11:30 horas, contando com a presença do MAJOR ALOÍSIO BORGES - Presidente interino: CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS - relator interino; 1º TENENTE PLÍNIO VAZ, Comandante da 2ª Companhia - Vogal; Tesoureiro e Aspirante CLAUDEONOR MAIORINO - Secretário.
O expediente se finda e agora tenho de pensar num passeio que farei com o ASPIRANTANTE MAIORINO e SARGENTOS IZAC FERREIRA LOBO e ANDRADE. Esse passeio está sendo planejado há muito tempo, mas até a presente data não o realizamos por questões de condução. Agora, finalmente, o 1º SARGENTO IZAC colocou seu GORDINI à nossa disposição e o faremos neste 7 de maio. O mais interessado no passeio era o ASPIRANTE ARMANDO CRISPINIANO FILHO, mas acontece que justamente hoje ele está de Oficial de Dia.
Tudo é combinado para deixarmos o Batalhão às 18 horas em ponto, pois iremos alem de MOGI DAS CRUZES, num lugar denominado GRANJA GUANDU, que, segundo falam, é um verdadeiro paraíso.
Assim é que descanso durante uma boa parte da tarde, em meu alojamento na FIF, pois não estou mais dando aula para os soldados e a tarde é completamente livre de quaisquer empecilhos.
Às 17 horas já me encontro pronto para dar início ao passeio. O 1º SARGENTO IZAC já está perto do BG com seu carro, onde vamos esperar sua chegada por vinte minutos. Traçamos planos para a viagem, enquanto o ASPIRANTE CLAUDEONOR MAIORINO se apronta.
Finalmente deixamos o BG às 18 horas em ponto, conforme ficou combinado. O ASPIRANTE HUGO CLIVATTI também queria participar da nossa aventura, mas até aquela hora não tinha chegado ao quartel.
O 1º SARGENTO IZAD toma a direção da VIA DUTRA, saindo em SÃO MIGUEL. Já é noite fechada quando vamos ter o primeiro caso da viagem. Em vez de entrarmos na estrada que sairia no ITAIM pegamos uma outra que não leva até ITAQUERA. Isso precipita o nosso atraso, pois vamos retornar alguns quilômetros. Enquanto isso o SARGENTO ANDRADE espera-nos no Posto da Rodoviária em ITAIM. Numa depressão da estrada eis que o carro afoga. São 19 horas quando isso acontece. Afoga, ainda por cima numa subida. Temos de empurrar o veículo e, depois de meia hora de suadouro. ficamos sabendo que o defeito é num cabo da bobina que tinha escapado. Finalmente o carro arranca e quase às 20 horas estamos chegando no ITAIM, onde encontramos o SARGENTO ANDRADE.
O que aconteceu na GRANJA DO GUANDU acha-se escrito em minhas memórias (sub censura).
Retornando, o SARGENTO ANDRADE fica no ITAIM, onde o SARGENTO CAMPOPIANO, da RODOVIÁRIA, pega uma carona. Retornamos cansados para SÃO PAULO. O ASPIRANTE MAIORINO e o SARGENTO IZAC vamos para o quartel. Amanhã, temos programado para logo cedo o famoso desfile no VALE DO ANHANGABAÚ, denominado DESFILE DA VITÓRIA, comemorando os vinte anos do término da Segunda Grande Guerra.
Esse passeio fica como distração para a vida trabalhosa que venho tendo nos últimos meses, quer como secretário, quer como tesoureiro.     
  50 a. apontamentos de 7 de maio de 1966 (sábado). ANO 16º - MÊS 10º - DIA 301º - 7 anos e 337 dias na FORÇA PÚBLICA - 714 dias como 2º TENENTE - 32 dias na 3ª Companhia do 10º BP.
Passo um sábado tranquilo, depois de tantas atividades na semana trabalhosa da Companhia de GUARULHOS.
Acontece que o sossego desta data seria até às 16 horas. Em seguida, preparo-me para as festividades que acontecerão em GUARULHOS, e de minha participação, conforme foi combinado ontem com o CAPITÃO JAIR.
O jeep da Companhia chega no horário combinado - 17:30 horas. Vou à paisana, pois caso contrário sentir-me-ia deslocado nos lugares onde comparecerei.
Na Praça CONSELHEIRO CRISPINIANO reúno-me com o delegado da cidade, doutor GERALDO LOPES VIEIRA e, às 18 horas, vamos para a Rua LUIZ GAMA, número 108. Conosco vai o CASSIMIRO (Chefe dos Investigadores de GUARULHOS) e o motorista SOLDADO ADIL.
Naquele local, temos as solenidades de posse da nova diretoria do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de GUARULHOS. Após a posse da nova diretoria serve-se um coquetel e petiscos. Acontece que não vamos permanecer até o fim, visto que para às 21 horas iremos noutro local.
Com o doutor GERALDO e praças de serviço no Destacamento, vou fazer hora para a festividade no LUCKY´S BAR RESTAURANTE.
No horário aprazado, rumamos para a Rua DOM PEDRO II, número 120, que fica bem perto da Delegacia.
Ali vamos conhecer o advogado Doutor LAERTE ROMUALDO. Contamos com a participação da digníssima senhora MARIA ZILDA NATEL, esposa do vice-governador de SÃO PAULO, doutor LAUDO NATEL. Faz-se acompanhar do irmão do doutor LAUDO NATEL e senhora.
Passamos horas felizes no LUCKY´S BAR RESTAURANTE, ao som da orquestra do conjunto "THE JORDANS".
O doutor LAERTE foi colega de infância dos TENENTES PLINIO e FLÁVIO VAZ. É pessoa extrospectiva, muito conversadora. Faz-se acompanhar de sua esposa.
O LUCKY- S BAR é uma casa muito bem montada, cuja direção está a cargo de uma senhora viúva. São quase 24 horas quando se encerra o jantar em homenagem à dona MARIA ZILDA NATEL.
Deixamos GUARULHOS. O SOLDADO ADIL guia o jeep. Passamos pela BOITE DA MILICA, onde faço uma ronda, conhecendo essa casa que não deveria estar funcionando. É ali que os menos avisados gastam rios de dinheiro por momentos de lascívia e luxuosidade. Um dos frequentadores, por exemplo, já havia gasto trezentos mil cruzeiros.
Chego em meu lar quando é madrugada. Sinto-me cansado pelas festividades que compareci neste sábado.
  43 a. Diário “THE WASHINGTON POST” recebe, em 7 de maio de 1973, o Prêmio PULITZER por sua investigação no ESCÂNDALO WATERGATE.
  42 a. da assunção do Comando do antigo COPOC pelo CORONEL PM NELSON TRANCHESI, em 7 de maio de 1974. O COPOC MUDOU-SE PARA CPC, DEPOIS CPM e, a partir de 1o. de janeiro de 2000 foi desmembrado em CPC e CPM. Até o dia 3 de maio de 2007 o comandante era o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES (na interinidade esteve o CORONEL mais antigo da área, CORONEL PM AILTON ARAÚJO BRANDÃO); também foi comandante do CPC o CORONEL PM JOSÉ ROBERTO MARTINS MARQUES (assumiu o comando em substituição ao CORONEL PM RUBENS CASADO, que passou para a reserva). O CORONEL PM JOSÉ ROBERTO foi SubCmt PM. No CPM o CORONEL PM REINALDO DE OLIVEIRA ROCCO substituiu o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, por motivo de passagem para a reserva. Por sua vez, o CORONEL PM JAIRO substituíra o CORONEL OSVALDO DE BARROS JÚNIOR por motivo de sua transferência para a reserva em 9 de abril de 2004. Em 2012 estava comandando o CPM o CORONEL PM MARCO ANTÔNIO ALVES MIGUEL e o Comandante do CPC era o CORONEL PM LEONARDO TORRES RIBEIRO. 
  38 a. PAPA JOÃO PAULO II começa sua viagem à AMÉRICA LATINA no URUGUAI, em 7de maio de 1988. Visita também a BOLÍVIA, o PERU e o PARAGUAI.
  37 a. comícios gerais tomam conta da BOLÍVIA, em 7 de maio de 1989. A igualdade nos votos entre HUGO BANZER e GONZALO SÁNCHEZ DE LOZADA obriga o Parlamento a designar o futuro presidente entre os candidatos mais votados. Outras anotações nesta data: reunião de Oficiais Chefes de Seção Operacional, no CPC, das Unidades subordinadas a esse órgão. Discutimos o rescaldo após a greve dos metalúrgicos. Ameaça de nova greve dos metalúrgicos no ABC.
Por volta das 15 horas o CORONEL PM RIGONATTO vai para SANTOS.
Recebo um telefonema do advogado MIGUEL COMITRE sobre a tal “Ação de Alimentos”. Recebo a Carta Patente e Folhas de apostilas. Mando tirar xerox de meus assentamentos.
Estou lendo MIGUEL JERONYMO FERRANTE – SERINGAL.
Na TV: GENERAL HUGO ABREU preso por 20 dias por ter escrito “O OUTRO LADO DO PODER”.
IDI AMIN é visto no norte de UGANDA.
Incêndio destrói o Teatro da Ópera de ROMA.
ISRAEL quer as pazes com o LÍBANO.
Protesto contra a Energia Nuclear nos ESTADOS UNIDOS.
PANAMÁ oferece asilo aos guerrilheiros de EL SALVADOR.
Leio em “OS MÍSTÉRIOS DO MUNDO”: Precisamos com urgência do Canal da NICARÁGUA e Procedência: ADIS ABEBA.
  36 a. transf. reserva dos CORONÉIS PM COTRIM, PAULO WILSON  e  ROBERTO SALGADO, em 7 de maio de 1980.
  29 a. do humorístico “A PRAÇA É NOSSA” (7 de maio de 1987).
  29 a. falece o PM CLAUDINER PAVAN PINHABEL, pertencente ao 2o. BPChq, em 7 de maio de 1987. Outras anotações nessa data: quando chego no quartel, vejo na porta principal uma grande movimentação dos ex-integrantes do BATALHÃO SUEZ, FEB e dos que participaram da Revolução de 1932. MONSENHOR PHEENEY, coronel R1 que esteve em todos esses acontecimentos históricos, não demora a chegar. Antes das 9 horas, o CORONEL PM DURVAL telefona-me para dizer que o Secretário da Segurança Pública não comparecerá ao aniversário do batalhão.
O casal YAMAMUTI, Senhor NOGUEIRA, dona ISABEL, Cerealista TELLES, CORONEL PM CLAUDOVINO, CORONEL PM NIOMAR CYRNE BEZERRA, CORONEL PM JOSÉ ALVES DE CARVALHO, CORONEL PM Res CASTILHO, CORONEL PM Res NEY VIEIRA DE ALMEIDA, TENENTE-CORONEL PM MENDES, TENENTE-CORONEL PM BIO, TENENTE-CORONEL PM ALUÍZIO, TENENTE-CORONEL PM MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO, TENENTE-CORONEL PM UBIRAJARA GUIMARÃES, TENENTE-CORONEL PM ALBINO CARLOS PAZELLI, TENENTE-CORONEL PM MARCO RÉGIS RAGHIANTI CORDEIRO, TENENTE-CORONEL PM DALMIRO GOMES, TENENTE-CORONEL PM LUÍS ANTÔNIO DE ARAÚJO ROCHA, TENENTE-CORONEL PM ELISEU GUILHERME SALGADO ROCHA, TENENTE-CORONEL PM AMÉRICO VICTOR SALVATO, TENENTE-CORONEL PM NESTOR TASSO, TENENTE-CORONEL PM OCTÁVIO, CAPITÃO PM Res ARLINDO DE MOURA, e muitos outros oficiais comparecem à Solenidade.
Com a chegada do CORONEL PM ADOLFO SEGURA DE CASTRO, Comandante GERAL; CORONEL PM WILSON CORREIA LEITE, Chefe do Estado Maior da PMESP e CORONEL PM FRANCISCO TEIXEIRA, Comandante do Policiamento Metropolitano, damos início à Solenidade. O Cmt Geral recebe a continência da tropa e a passa em revista. Um sargento recebe a Medalha PMZITO de 1º Grau; faço entrega de diplomas “AMIGOS DO BATALHÃO” (cerca de 25), entre eles AZEVEDO MARQUES, SÍLVIO LUIZ, RENATA FABRI, TELLES, NOGUEIRA, YAMAMUTI, ANA MARIA VISCONTI, GINO ORLANDO, MARA BORGATTO.
Os veteranos da Revolução Constitucionalista de 1932, FEB e SUEZ desfilam sob o Comando do MONSENHOR PHEENEY é um dos pontos mais significativos do evento. INEZITA BARROSO canta a CANÇÃO DOS EXPEDICIONÁRIOS.
O MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO comanda a tropa que desfila no termino da solenidade. Na segunda parte, o CORONEL PM Res BIANCO lê o bilhete encontrado no bolso de um soldado americano, morto em combate na segunda Guerra Mundial. FRANCISCO EGYDIO canta o “CREIO EM TI”. Descerra-se a placa alusiva aos veteranos. Inaugura-se o retrato do TENENTE-CORONEL PM JOÃO VARGAS FILHOS na Galeria dos Comandantes.
As autoridades vão se retirando, ficando as pessoas mais relacionadas comigo. Entre eles os meus companheiros de turma, especialmente o TENENTE-CORONEL PM PAZELLI e o CAPITÃO PM Res ARLINDO DE MOURA. O CORONEL PM NEY VIEIRA DE ALMEIDA ex-comandante do 2º BPChq fica conosco até às 18:30 horas.
Depois da solenidade, quando tudo acaba, saio para rondar: 1º BPChq, COE, CANIL, 3º BPChq, como Oficial Superior de Semana ao Choque.
No COE converso com os TENENTES PM NEWTON e CASSANIGA sobre a Festa do Batalhão. No 3º BPChq encontro de serviço o TENENTE PM CUNHA. No 1º BPChq o oficial de dia é o SUBTENENTE PM VALENÇA.
Campeonato Paulista: nova derrota do CORINTHIANS, que ocupa a “lanterna" da competição: SANTO ANDRÉ 3 x CORINTHIANS 1.     
  29 a. falece o jornalista NICOLAS BOER, em 7 de maio de 1987.
  26 a. da morte de ELISETE CARDOSO VALDEZ, a "DIVINA", em 7 de maio de 1990. Nasceu no RIO DE JANEIRO em 16 de julho de 1920. Começou a cantar em público aos 5 anos, junto com o pai, que a acompanhava ao violão. JACOB DO BANDOLIM a apresentou à direção da Rádio GUANABARA, onde ela cantaria com NOEL ROSA, ARACY DE ALMEIDA, MOREIRA DA SILVA, entre outros. Fez também alguns filmes, como “NA CORDA BAMBA” e “COM A MÃO NA MASSA”. Seus maiores sucessos foram: BARRACÃO, CHEGA DE SAUDADE e TUDO É MAGNÍFICO. Teve vários romances, inclusive com o jogador LEÔNIDAS DA SILVA. Uma rua em sua homenagem fica no TREMEMBÉ. O pesquisador musical SÉRGIO CABRAL, que viria a ser o biógrafo de ELISETE, tinha uma relação de amizade muito forte com a cantora. Tendo como mote os 20 anos da sua morte, SÉRGIO CABRAL relança “ELISETE CARDOSO, UMA VIDA” com pequenas revisões e mais fotografias da “mãe de todas as cantoras brasileiras”, como escreveu CHICO BUARQUE na contracapa do último LP que gravou. “O relançamento é uma maneira de lembrarmos ELISETE”, diz SÉRGIO, que escreveu o livro em 1994, depois de dois anos de pesquisa. O livro descreve não só a DIVINA, aquela que foi considerada a maior cantora do BRASIL de todos os tempos, precursora da bossa nova, artista prolífica, que gravou mais de 40 LPs em pouco mais de 50 anos de carreira. Fala da figura discreta, doce, maternal, carinhosa, queridíssima pelos colegas. A mulher que disse certa vez: “Não quero ser melhor nem pior. Quero ser apenas uma cantora brasileira.” Passados 20 anos, em 2010, NANA CAYMMI lembra da solidariedade da amiga da família, mesmo fragilizada, magrinha. “A última lembrança que tenho é da ELISETE na clínica SÃO VICENTE, vindo me visitar depois do acidente do meu filho (JOÃO GILBERTO, de moto). Ela me ajudou muito, cantou na boate PEOPLE para arrecadar fundos para eu pagar o CTI.” O show, em janeiro de 1990, foi sua última apresentação. Em abril, a HERMÍNIO, no hospital, na entrevista final, ELISETE confidenciaria que sua técnica como cantora era “a vontade de cantar”.   
  25 a. falece o ator britânico WILFRID HYDE WHITE, em 7 de maio de 1991.
  24 a. do acidente automobilístico com NELSON PIQUET, em INDIANÁPOLIS, em 7 de maio de 1992. O JORNAL DA TARDE trazia uma entrevista com o cantor WILSON SIMONAL, que tentava recuperar sua imagem após ser acusado de entregar artistas à polícia na época da ditadura militar. Além disso, a edição destacava o número de católicos praticantes no BRASIL, que caía para 20%. No trânsito da capital, havia sido emitido um milhão de multas em apenas 4 meses.
  24 a. morre PEDRO GÓMEZ VALDERRAMA, diplomata, político e escritor colombiano, em 7 de maio de 1992.
  23 a. da renúncia do ministro da Justiça do JAPÃO, SHIGETO NAGANO, dez dias depois de sua indicação, em 7 de maio de 1994. NAGANO estava sendo alvo de duras críticas internas e externas depois de ter negado o massacre de milhares de civis chineses por militares japoneses nos anos de 1930 e 1940. As negativas de NAGANO sobre um passado vergonhoso, que até os governos japoneses já reconheceram, causaram indignação de várias nações asiáticas, entre elas CHINA, CORÉIA DO NORTE, CORÉIA DO SUL e FORMOSA.
  22 a. do término do seqüestro do comerciante EDEVAIR FARIA, pai do atacante ROMÁRIO, da Seleção Brasileira e do BARCELONA, da ESPANHA, em 7 de maio de 1994. Ele foi localizado por policiais do 24º Batalhão de Polícia Militar em uma pequena casa na Rua ANTONIETA, 25, em QUEIMADOS, a poucos quilômetros do batalhão. Na casa em que o pai de ROMÁRIO era mantido em cativeiro a PM prendeu duas mulheres e um rapaz de aproximadamente 17 anos. Eles negaram participação no seqüestro de EDEVAIR FARIAS.
  21 a. JACQUES CHIRAC é eleito presidente da República da FRANÇA, em 7 de maio de 1995.   
  19 a. falece o Cel. PM ARNALDO PAGAN, no dia 7 de maio de 1997. Nasceu em 11 de agosto de 1941. Outras anotações nesta data: retorno nesta quarta-feira ao 2º BPChq, Unidade de elite da PMESP, que comandei de 26 de novembro de 1986 a 11 de março de 1988. Tenho enormes recordações desse vetusto prédio da Rua JORGE MIRANDA, pois foi ali, no antigo BATALHÃO DE GUARDAS, que me apresentei como ASPIRANTE A OFICIAL em setembro de 1963. Permaneci no BATALHÃO DE GUARDAS até abril de 1966. Depois retornei ao quartel, já 2º BPChq, como TENENTE-CORONEL. Deixei essa Unidade por força de promoção ao posto de CORONEL, indo então comandar o CPA/M-1 (CENTRO).
Converso no 2º BPChq com vários soldados, cabos e sargentos ainda da época que ali comandei. Aos poucos, vou encontrando as autoridades civis e militares que vêm para a solenidade.
O Secretário da Segurança Pública, declarado inimigo público número 1 da PM, JOSÉ AFONSO DA SILVA vem presidir esse evento depois de enxovalhar a Corporação com o mirabolante projeto de querer passá-la para a Polícia Civil. Ao seu lado, naturalmente constrangido, está o CORONEL PM CLAUDIONOR LISBOA, Comandante Geral. O CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, atual Comandante do Policiamento de Choque, está acompanhando essas autoridades.
O atual comandante do 2º BPChq é o TENENTE-CORONEL PM RUI CÉSAR MELO. Como ex-comandantes estão: CORONEL PM Ref CASTILHO, CORONEL PM Ref NEY VIEIRA DE ALMEIDA e sua esposa dona NANCI; CORONEL PM Ref HERNÂNI BENEDITO DE TOLOSA; CORONEL PM Res DILTON; TENENTE-CORONEL PM GÉRSON REZENDE. Outros oficiais presentes: CORONEL PM WÁGNER CINTRA, indicado para ser o assistente militar da Assembléia Legislativa. CORONEL PM Res JÓBIO MIRANDA, CORONEL PM Res LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA; CORONEL PM Res ALEXANDRE FARRATH. CORONEL PM Res RAIL DE MENDONÇA; CORONEL PM Res UBIRATAN GUIMARÃES; CORONEL PM Res RENATO CESAR MELO; TENENTE-CORONEL PM VILLAR; TENENTE-CORONEL PM Res BEZERRA; CORONEL ARY CANAVÓ (da reserva do Exército), GERALDO FARIA MARCONDES, Professor LUIZ GONZAGA DE FREITAS; TENENTE PM Ref NASCIMENTO; MAJOR PM Ref CHICONELLO; PEDRO DE LARA JÚNIOR e muitos outros oficiais da reserva e da ativa, como também civis convidados. O Comandante da tropa formada é o CAPITÃO PM BOTELHO. Ele se apresenta ao desprestigiado Secretário da Segurança Pública e se inicia a solenidade do 63º Aniversário do 2º BPChq.
Enquanto transcorre o ato, o senhor GERALDO FARIA MARCONDES conversa comigo. Ele quer falar com o Comandante Geral. Vai conseguir isso no final, após o desfile da tropa.
O Comandante Geral convida os ex-comandantes para serem homenageados durante o desfile.
Conversamos com muita gente e assistimos também a inauguração da foto do TENENTE-CORONEL PM GÉRSON REZENDE na galeria de Comandantes do 2º BPChq. Também foram homenageados hoje alguns veteranos da FEB.
Acompanhado do CORONEL ARY CANAVÓ, vou à Capelania SANTO EXPEDITO. Conversamos com o 1º TENENTE-CORONEL CAPELÃO PM JOÃO BENEDICTO VILLANO sobre a missa de 23 de maio. Diz ele que rezará essa missa junto com um padre de BELO HORIZONTE, que gosta de fatos históricos.
Passamos pelo MUSEU MILITAR. Vimos a Exposição “POLÍCIA MILITAR – 1970 – SÍNTESE DAS POLÍCIAS FARDADAS”. O informativo mensal do MUSEU MILITAR, Nº 13, publica “O 2º BPChq faz 63 anos” com o histórico da Unidade. Ainda visitamos o CAES, minha última Unidade, onde ali passei para a reserva. Conversamos com o CAPITÃO PM MERLO, um dos mais recentes associados do MMDC.
À tarde, no MMDC, converso com o veterano SILVEIRA PEIXOTO. Telefona-me o TENENTE PM DANIEL, da Companhia de Polícia Militar de JAHÚ. Quer ele saber a respeito das medalhas da Sociedade a fim de agraciar autoridades daquela cidade no 9 de Julho.
Regressando de metrô até a Estação TIRADENTES, venho conversando com o CORONEL PM Res BORDINI. Meu carro está no 2º BPChq e ali vou buscá-lo.
A médica ISAURA ROSA PINZOWSKI foi assassinada em CAMPO BELO, zona sul, após sair de um centro espírita. Dois homens em um VECTRA chegaram pela contramão e pararam de frente com o GOLF da médica. ISAURA desceu e chegou a implorar para que o homem no banco de passageiro não a matasse. Ela era filha da psicóloga IRACI e do médico ELIOMAR LOURENÇO ROSA, que construiu em SÃO BERNARDO DO CAMPO o Hospital BEZERRA DE MENEZES, para pessoas carentes.     
  18 a. empresa automobilística alemã DAIMLER BENZ se une à norte-americana CHRYSLER, em 7 de maio de 1998. Outras anotações nesta data: novas arruaças no centro da cidade nesta quinta-feira. São provocadas por camelôs. Lojas fecham suas portas. A PM cerca as ruas principais. Mando convites, via fax, sobre a missa de 23 de maio, para o articulista do JORNAL DA TARDE e responsável pelo programa da RÁDIO ELDORADO “CRÔNICA DA CIDADE”, ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA e para a UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL. O CORONEL ARY CANAVÓ está alheio ao MMDC. Sua preocupação é mandar correspondência para 800 pessoas ligadas ao CLUBE MILITAR. A eleição será realizada em 27 de maio.
THEOBALDO LEITÃO, veterano de 32, pede-me os nomes dos implicados na Revolta do FORTE DE COPACABANA, em julho de 1922.
Senhor MARCONDES telefona-me para dizer que irá almoçar com o deputado estadual WÁLTER FELDMAN, pensando no auxílio que a Secretaria da Cultura está prometendo ao MMDC. Quer ele que FELDMAN leve o problema até o governador MÁRIO COVAS.
O PM JOSÉ ROBERTO PEREIRA DA SILVA, de 27 anos, deu um tiro no rosto do punk RAPHAEL ALEIXO LOPES, de 17 anos, dentro do 3º Distrito Policial. RAPHAEL e outros seis jovens foram detidos ontem por envolvimento na confusão entre camelôs e PMs, no Centro, e por terem agredido um cinegrafista.
Nesta noite assisto, no canal 5, o jogo PALMEIRAS x SPORT, válido pela COPA DO BRASIL. O jogo é no RECIFE e o PALMEIRAS vence por 2  a 0. em SÃO PAULO, o tricolor empata com o VASCO em 1 a 1.
Morreu a colunista social ALIK KOSTAKIS, aos 70 anos. Sofria de paralisia no lado esquerdo do corpo, seqüela de outro derrame ocorrido há cerca de dois anos e três meses. Ela se sentiu mal por volta das 19 horas de ontem, chegou ao INCOR às 19:30 horas. ALIK KOSTAKIS e WÁLTER BOUZAN estavam juntos havia 36 anos. O casal não tem filhos. Nascida na GRÉCIA, a colunista mudou-se para o BRASIL aos 16 anos. Começou sua carreira no jornal ULTIMA HORA, em 1957, em que passou a ser colunista social por convite do jornalista SAMUEL WAINER. Trabalhou também na FOLHA DA TARDE e foi correspondente internacional na ITÁLIA durante dois anos. Antes de sofrer seu primeiro derrame, KOSTAKIS escrevia para o jornal DIÁRIO POPULAR e para a revista CARTA CAPITAL. Em televisão, ela participou de programas como “QUEM TEM MEDO DA VERDADE”, da TV RECORD, nos anos 1960. KOSTAKIS costumava também promover séries de noites de autógrafos, com presença de escritores de todo o BRASIL. “Na década de 1950, colunismo social era sinônimo de jóias, viagens, bebidas, festas. Hoje os tempos mudaram. Um colunista que não fale em economia e política não sobrevive”, definiu em entrevista à FOLHA DA TARDE, em 1987. “Agora, o colunista não se coloca mais como mero espectador dos fatos, só preocupado com a safra do champanhe e a procedência do caviar. Tem que entender e sentir de tudo um pouco e cutucar, inclusive o governo, quando as coisas não estiverem andando”, completou.   
LEANDRO recebe alta do Hospital JOHN HOPKINS, em BALTIMORE (EUA), onde estava internado desde segunda-feira, dia 4 de maio.
O resultado da biópsia à qual se submeteu nos EUA indicou um tumor inoperável do tipo maligno e relativamente raro, o chamado PRIMITIVE NEUROCTODERMAL TUMOR. A única maneira de combater essa doença é por quimioterapia. O tumor localizado na região do tórax do cantor também é chamado de ASKIN TUMOR.
  17 a, das anotações datadas de 7 de maio de 1999 (sexta-feira): Nosso presidente do MMDC, CORONEL ARY CANAVÓ, está viajando para PORTO ALEGRE. Não poderá comparecer na solenidade do 65º aniversário do 2º BPChq. Ontem, esteve no Regimento de Polícia Montada, quando assumiu o comando o TENENTE-CORONEL PM TOMAS CANGERANA.
O responsável pelo Museu do Tribunal de Justiça vem ao MMDC com dona ELIZABETH. Eles tinham marcado um encontro com o PASTOR MARINHO, responsável pelo setor de fotografias do ARQUIVO HISTÓRICO E BIBLIOTECA da Sociedade. O PASTOR MARINHO fez as réplicas do TREM BLINDADO, da LANCHA e do TANQUE DE GUERRA DE 32. Serão exibidas na exposição de julho, no Tribunal de Justiça.
Às 15:30 horas, vou para o 2º BPChq. Já na Rua JORGE MIRANDA, encontro o Professor AFIF CHACUR. No quartel, está o Ministro GUÁLTER GODINHO. Apresento-o aos oficiais presentes na Unidade. O TENENTE-CORONEL PM SÍLVIO ROBERTO VILLAR DIAS é o atual comandante. O VILLAR era capitão quando comandei o 2º BPChq (25 de novembro de 1996 a 11 de março de 1988). O MAJOR PM MARCOS CABRAL MARINHO é o atual sub-cmt (seu pai é o CORONEL PM NELSON MARINHO DE MOURA, ex-comandante geral). Hoje o MAJOR PM MARINHO comanda a tropa formada para o 65º Aniversário da Unidade.
O CORONEL Ref EB ATILIANO MARTINS CORREA, nosso Comandante do Exército Constitucionalista, está encarregado de colocar a Medalha MMDC no estandarte do 2º BPChq. Quem está ao seu lado é a REGINA CELENTANO, conselheira sob liminar da Justiça, que combate a figura do CANAVÓ, seu ex-amante e agora inimigo ferrenho.
Ainda estão ao lado do CORONEL ATILIANO vários oficiais do 2º BPChq, como é o caso do CAPITÃO PM MERLO conselheiro do MMDC e pertencente ao 2º BPChq) e o veterano JOSÉ MARINS. Notamos as presenças de alguns ex-comandantes da Unidade: CORONEL PM Res CARLOS ALBERTO DE CAMARGO (ex-Comandante Geral), CORONEL PM Ref ERNANE BENEDITO DE TOLOSA, CORONEL PM Res UBIRATAN GUIMARÃES, CORONEL PM Res ALEXANDRE FARATH, CORONEL PM Res DILTON e outros.
O CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, atual Comandante Geral, também foi comandante do 2º BPChq. Ele preside a solenidade. Ainda notamos as presenças do atual Comandante Interino do CPChq, TENENTE-CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA; do Comandante do 1º BPChq, TENENTE-CORONEL PM ALBERTO, do Comandante do R Pol Mont , TENENTE-CORONEL PM TOMÁS CANGERANA; CORONEL PM Res MELO ARAÚJO; CORONEL PM Res BONONI; TENENTE-CORONEL PM JOÃO BAPTISTA; MAJOR PM CARLOS FILHO (SubCmt do 1º BPChq), CAPITAÕ PM DEPIERI (do 2º BPChq), CAPITÃO PM DIAS (do 1º BPChq), MAIDA (Chefe de Segurança do Hospital das Clínicas), dona MARINA (também do Hospital das Clinicas), CORONEL PM GERSON REZENDE (atual Comandante do Policiamento Rodoviário e que também foi comandante do 2º BPChq).
A solenidade tem um transcorrer agradável. Um dos pontos altos é justamente a outorga da Medalha MMDC ao estandarte da Unidade, onde o CORONEL Ref EB ATILIANO MARTINS CORREA é figura destacada. REGINA CELENTANO tem oportunidade de falar mal e à vontade contra o CORONEL ARY CANAVÓ, ajudando a boicotar a reunião da “DIRETORIA EXECUTIVA” de 20 de maio.
Tenho a minha parte de saudosismo. Relembro minha foto na Galeria de Comandantes do 2º BPChq e os meses que comandei a Unidade. Também não posso esquecer que nesse prédio, quando ASPIRANTE A OFICIAL e 2º TENENTE pertenci ao antigo BATALHÃO DE GUARDAS.
Passam das 18 horas quando o Ministro GUÁLTER GODINHO quer se retirar. Com o TENENTE-CORONEL PM VILLAR, arrumo-lhe uma viatura. Logo depois é a vez de arrumar viatura para o CORONEL ATILIANO e o JOSÉ SOARES MARINS.
CORONEL PM MELO ARAÚJO, vice-presidente eleito da Diretoria Executiva do MMDC, convida o CORONEL PM Res CARLOS ALBERTO DE CAMARGO para ser conselheiro do MMDC. O MAIDA, do HC, também quer pertencer ao MMDC. Com dificuldade, retorno a GUARULHOS no EXPRESSO COCAIA, que vem lotado.
Converso, por telefone, com o CORONEL PM Res PLÍNIO ANGANUZZI, CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES, Professor PAULO BARROS DE CAMARGO, FERNANDO, todos conselheiros da Sociedade Veteranos de 32-MMDC sobre a malfadada reunião de 20 de maio.
LUCINDA conta que desabou o telhado do SUPERMERCADO PÃO DE AÇÚCAR, da Rua TABAPUÃ, no ITAIM BIBI, provocando ferimentos em quatorze pessoas.
O auxiliar de enfermagem ÉDSON IZIDORO GUIMARÃES, de 42 anos, foi preso no RIO DE JANEIRO sob a suspeita de ter matado 131 pacientes do Hospital SALGADO FILHO, onde trabalha. Ele confessou cinco mortes, alegando eu agia por caridade, movido por pena de suas vítimas.
O CORINTHIANS vence o UNIÃO BARBARENSE por 3 a 1, em SANTA BÁRBARA D´OESTE. Divide, agora, a vice-liderança do Grupo 4 com o próprio BARBARENSE, com 16 pontos.
O PALMEIRAS bate o RIO BRANCO por 3 a 2, nesta noite, em AMERICANA. Alcança a PORTUGUESA na vice-liderança do PAULISTÃO, com 23 pontos, faltando quatro rodadas para terminar a fase de classificação.              
  16 a. falece o ator, diretor e produtor de cinema DOUGLAS FAIRBANKS JÚNIOR, aos 90 anos de idade, em 7 de maio de 2000.
  16 a. falece o veterano do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32 - ROMÃO AMÉRICO DA SILVA, em 7 de maio de 2000. Nasceu em 12 de fevereiro de 1919.
  16 a. falece o jornalista espanhol JOSÉ LUÍS LOPEZ DE LA CALLE, em um atentado do grupo separatista ETA, no dia 7 de maio de 2000. Editorialista  do jornal EL MUNDO,LA CALLE foi assassinado com quatro tiros, em ANDOAIN, na ESPANHA. Estava com 62 anos.

ACONTECEU EM 7 DE MAIO DE 2001 : -    SEGUNDA-FEIRA
NASCEU GIOVANA, neta de Dona JACIRA e Sr. LUÍS, filha da DAMIANA. Sua irmã, de três anos, LETÍCIA, fez aniversário, recentemente, no dia 30 de abril.

No Corpo Musical (encostado no 2º BPChq) milhares de voluntários (mais de quatro mil) estão se inscrevendo para o concurso de soldado da tropa de choque. Estão sendo oferecidas 150 vagas, com salário inicial em torno de 800 reais. Essas inscrições poderão ser feitas também amanhã. A Rua JORGE MIRANDA e imediações estão coalhadas de candidatos.
O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está sendo submetido a uma cirurgia no Centro Odontológico para extração de raízes de dentes condenados (três no total). Durante muitos anos ele se “esqueceu” de ir ao dentista.
No MMDS os nossos participantes já estão saindo para as aulas de segurança. CARBAIA e ELÁDIO vão até uma firma na SÉ. Há notícias de que o estágio na PMBA está para terminar.
Também começam a chegar as primeiras informações sobre a OPERAÇÃO 100MR40 (cujo encerramento está marcado para dia 10). Acredito que haverá prorrogação porque o plano agradou.
A situação financeira da Sociedade sofre uma pequena melhora. O ministro GUÁLTER GODINHO telefona-me. Irá pagar a anuidade 2001. O historiador HERNÂNI DONATO manda um cheque de R$135,00.
O senhor GERALDO FARIA MARCONDES liga-me para dizer que a GLOBO quer entrevistá-lo como ex-combatente de 32 e não como presidente. Está para ser marcada a data dessa entrevista.
Dona CÉLIA tinha recebido um recado do CORONEL MELO ARAÚJO no sentido de que ele compareceria hoje na Sociedade para assinar alguns documentos. No entanto, isso não acontece.
ARIOVALDO CHACUR confirma, por telefone, um almoço para amanhã no TRASMONTANO.
TENENTE PM HERNANDEZ mantém um contato telefônico da DAMCO dizendo que haverá uma reunião sobre 23 de maio (DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA) no próximo dia 11 (sexta-feira).
Em casa, LUCINDA recebe a visita de dona JACIRA. A vovó “coruja” vem falar do nascimento de GIOVANA, na data de ontem. É filha de DAMIANA e irmãzinha da LETÍCIA (que no dia 30 de abril completou três anos de idade).    
LUCINDA conta que seu irmão JOSÉ esteve em casa hoje. Conversaram sobre a doença de dona ESMERALDA. A mãe da LUCINDA apresenta um quadro de fraqueza geral. A idade vai lhe pesando (completou 89 anos em 6 de fevereiro).

REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA PMESP para a posse formal dos novos conselheiros e órgãos dirigentes da AOPM. Saem o Cel. CÉSAR AUGUSTO SERAU, presidente do Conselho Deliberativo, Cel. GERALDO DE MENEZES GOMES, presidente da Diretoria Executiva, Cel. JOSÉ MÁRIO DE SOUZA, presidente do Conselho Fiscal e demais diretores para darem lugar aos novos dirigentes: Cel. CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, na presidência do Conselho Deliberativo - Cel. LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA, na presidência da Diretoria Executiva e Cel. JOSÉ FRANCISCO GIANNONI, na presidência do Conselho Fiscal.
 
DEPOIS DE PERMANECER 35 ANOS FORAGIDO NO BRASIL, RONALD BIGGS - mentor do célebre assalto ao trem postal de GLASGOW-LONDRES - desembarcou na INGLATERRA e já está nas mãos da SCOTLAND YARD.

O GOVERNADOR GERALDO ALKMIN vistoriou as obras na rodovia ANCHIETA-IMIGRANTES e participou da perfuração do túnel TD-01, próximo ao km 42 (trecho de CUBATÃO). Com 3.147 metros  de extensão, esse túnel é considerado o maior do sistema rodoviário brasileiro. Os 21 quilômetros da pista descendente da rodovia dos IMIGRANTES estarão concluídos em dezembro de 2002.

SALA BRASIL DE CINEMA, NA BANDEIRANTES:-
TERROR E ÊXTASE, 1979, direção de ANTÔNIO CALMON. Com DENISE DUMONT, ANDRÉ DE BIASI, ROBERTO BONFIM, OTÁVIO AUGUSTO, MARIA LÚCIA DAHL. O namoro de uma garota de classe média, que vive drogada e um bandido que, a princípio, a seqüestra, mas que causa a ela fascinação. Nesse clima de paixão, a própria garota leva o bandido a seqüestrar um rapaz, amigo dela, também viciado em drogas, mas pertencente a família milionária. 

2 002  :  -   TERÇA-FEIRA
FALECEU em RIBEIRÃO PRETO a mãe do meu colega de turma da escola de oficiais, MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO, dona OLÉSIA DOS SANTOS PINHO, aos 86 anos. Era viúva do Cel. PM Ref. MÁRIO RODRIGUES PINHO.

O 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DE CHOQUE, que comandei de 25 de novembro de 1986 a 11 de março de 1988, está completando hoje 68 anos da criação, oriundo da DIVISÃO RESERVA da extinta GUARDA CIVIL, e, para engrandecer a solenidade desta manhã, serão entregues Medalhas “BATALHÃO DE EXPEDICIONÁRIOS PAULISTAS”, láurea recém criada por decreto governamental. Logo cedo vou para o meu antigo batalhão, aproveitando para “matar as saudades”. Na porta, encontro o Cel. Res. EDILBERTO FERRARINI, também ex- comandante da Unidade. Aos poucos, vamos cruzando com outros ex–comandantes: Coronéis HERNANI BENEDITO DE TOLOSA, ROBERTO SALGADO, OLDECIR FERNANDES DE OLIVEIRA E SILVA, GÉRSON REZENDE (ainda na ativa, comandando o CPRv), DILTON CARVALHO DE SOUZA, JOÃO VARGAS FILHO, SÍLVIO ROBERTO VILLAR DIAS, VICENTE BENEDITO MARCELINO DA SILVA, ÉDSON FARORO, CASTILHO (com dificuldades para andar, com problemas nos joelhos), VÁLTER CAVALCANTE DE BARROS, HERMÓGENES GONÇALVES, JÚLIO PAULO BELICKAS (adoentado, pois sofreu há meses um derrame), CLAUDOVINO DE SOUZA. Não estamos contando com a presença do Cel. NEY VIEIRA DE ALMEIDA, que comandou durante quatro anos esse batalhão. Está presente o Comandante Geral, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. Cumprimento-o, pela primeira vez, desde que foi empossado Cmt. Geral. O ALBERTO era tenente quando foi trazido para o CPChq, em 1979, quando eu era MAJOR. Na época, assumiu o Serviço Reservado do Choque. Acerto com ele a apresentação dos conselheiros do MMDC em 16 de maio. Outros coronéis da ativa presentes: FERNANDO PEREIRA, sub-cmt PM; CELSO CARLOS DE CAMARGO, chefe de Gabinete do Comando Geral; RUBENS CASADO, comandante do policiamento da Capital; OSVALDO DE BARROS JÚNIOR, comandante do policiamento metropolitano; TOMAZ ALVES CANGERANA, comandante do policiamento de choque; JOÃO CLÁUDIO VALÉRIO, assistente militar da SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA; JOÃO ROGÉRIO FELIZARDO; JAIR PACA DE LIMA, comandante dos bombeiros da Capital. Outros oficiais da reserva: Cel. RENATO CÉSAR MELO, Cel. RAI, Cel. EDUARDO MONTEIRO, Cel. Fem PM HILDA MAGRO, Cel. UBIRATAN GUIMARÃES, Cel. PARREIRA, Cel Res. CLEBER, Cel Res. JÚLIO GOMES DA LUZ, Superintendente da Caixa Beneficente; Major Res. LUEDY. Também vemos presentes: Tenente-Coronel JOSÉ ROBERTO MARTINS MARQUES, atual comandante do 1º BPChq; Tenente-Coronel ADAUTO LUIZ SILVA; Tenente-Coronel YVENS MARTINI CATALANO, comandante do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”; Tenente-Coronel ROSSETO; Tenente-Coronel VIANA; Major ADRIANO LUCINDA TELHADA; Tenente MARCELO e muitos outros oficiais. O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES está presente e aproveita o encontro com o deputado estadual CELSO TANAUI para falar da Medalha “9 de Julho”, cujo Projeto Lei eu lhe entreguei no ano passado, medalha essa comemorativa dos setenta anos do Movimento Constitucionalista de 32. O deputado TANAUI fica de conversar com o presidente da Assembléia, WÁLTER FELDMAN. Outra pessoa presente na solenidade é o CAIO ALFAYA, atual secretário do Conselho Supremo da Sociedade de Veteranos de 32-MMDC. O atual comandante do 2º BPChq é o Tenente-Coronel JORGE AUGUSTO RÊGO. O Major MARCOS CABRAL MARINHO DE MOURA, sub-comandante do 2º BPChq, comanda a tropa formada. O ponto alto da solenidade é a entrega da Medalha ‘BATALHÃO DE EXPEDICIONÁRIOS PAULISTAS”. Conversamos com vários oficiais presentes, mas sinto pena do estado lastimável do Cel. BELICKAS que lembra a nossa ida até o Presídio do HIPÓDROMO, numa rebelião que ali aconteceu e o reconhecimento da ajuda que lhe prestei quando ele fez o Curso Superior de Polícia, confeccionando documentos de Estado-Maior e de DEFESA TERRITORIAL. As saudades batem de frente com nossas lembranças nesse momento.
Terminada a solenidade, vou ajudar o Sr. MARCONDES chegar até sua casa. Aos 89 anos, o ex–combatente guia o seu carro, causando certa apreensão para quem está ao seu lado.
Passo correndo pelo MMDS. Fico sabendo que OREZ e NILDO estão nas indústrias BENE.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC temos uma tarde de muita agitação. Recebo vários telefonemas e mantenho contato com o MACKENZIE, FACULDADE DE DIREITO DO LARGO DE SÃO FRANCISCO, INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO, MUSEU DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO, etc, etc.
O Sr. MARCONDES, apesar de cansado por causa da solenidade do 2º BPChq, está presente na Sociedade. Dona CÉLIA não dá conta da documentação, talvez mandando ainda hoje os ofícios de convocação dos conselheiros para a apresentação ao Cmt. Geral  em 16 de maio.
O VASCO esteve na casa do Sr. PIRES para que ele assine um cheque e traz a notícia de que o presidente está acamado.
O Major TELHADA, comandante interino do 4º BPMM, quer fazer uma solenidade na LAPA, no dia 23 de maio. O problema é o horário, porque teremos um dia de grandes atividades na comemoração do DIA DA JUVENTUDE. Telefona-me para discutir isso. Também entro em contato com o CAPITÃO CODELO, do Centro de Formação de Soldados, que pretende também fazer uma solenidade nessa data. 
            
DONO DE ACADEMIA RECONHECE PM COMO UM DE SEUS SEQUESTRADORES:- LAERTE ALVES DE MELO foi reconhecido pela vítima, o dono de academia de musculatura JÉFERSON TRINDADE SEVERINO, 22 anos, seqüestrado na noite de ontem na porta da casa de sua namorada, na VILA CURUÇÁ, zona leste da Capital. MELO foi levado para o PRESÍDIO MILITAR “ROMÃO GOMES”, devendo ser expulso da Corporação. Pertencia ao 8º BPMM. O PM, em companhia de dois homens – um deles armado - planejou o seqüestro do dono da Academia, levando-o para um cativeiro na rua PALMEIRA DAS BERMUDAS, próximo de onde foi abordado. O resgate foi pago por volta das 2 horas de hoje na avenida Marechal TITO, próximo ao hipermercado ATACADÃO.

MORREU ADELINO MOREIRA, O HOMEM DAS MIL CANÇÕES. O autor de “A VOLTA DO BOÊMIO”, que vendeu mais de vinte milhões de cópias na voz de NELSON GONÇALVES, e “NEGUE”, que teve 140 versões diferentes, além da de MARIA BETHÂNIA, teve um infarto, aos 84 anos. SUPERLATIVO é a melhor definição para o compositor ADELINO MOREIRA: deixou mais de mil canções gravadas sem parceria. Foi superlativo também no que, nas décadas de 50 e 60, se designava com cafona: em seu escritório no centro do RIO, o papel de parede era amarelo com listras vermelhas. Sobre ele, havia uma fartura de pôsteres exibindo mulatas exuberantes e galãs como SIDNEY MAGAL. Em sua casa, onde morreu, em CAMPO GRANDE, dois torreões dominam a fachada, enquanto a sala é decorada com móveis multicoloridos, flores de plástico e quadros pintados em veludo. Na música DEUSA DO ASFALTO, ele mostrou o desatino do coração do moço pobre e negro que se apaixonou pela moça branca e rica. Outros clássicos de ADELINO MOREIRA : MARIPOSA, ESCULTURA, MEU DILEMA, FANTOCHE, ÊXTASE, MEU VÍCIO É VOCÊ. 

PRESO um dos traficantes mais procurados do RIO DE JANEIRO, CELSO RODRIGUES, o CELSINHO DA VILA VINTÉM. Foragido desde 1998, foi capturado na favela da VILA VINTÉM, na qual controla o tráfico de drogas.

O tenista brasileiro GUSTAVO KUERTEN estreou no MASTER SÉRIES DE ROMA derrotando o italiano DAVIDE SANGUINETTI.

Com 112 pessoas a bordo, um avião da CHINA NORTHERN AIRLINES partiu de PEQUIM, na CHINA, com destino à cidade de DALIAN. Quando sobrevoava a região de DALIAN, o piloto entrou em contato com a torre de comando e avisou que havia fogo na cabine. O avião, um MD-82, caiu no mar logo depois, por volta das 10h30 (horário de Brasília), na região costeira de DALIAN, a cerca de 20 km do aeroporto local. As chances de sobreviventes são poucas.

Um BOEING 737-500 da EGYPTAIR decolou do CAIRO com 55 passageiros e 5 tripulantes em direção ao aeroporto de TÚNIS-CARTAGO. O avião desapareceu dos radares às 11 horas (horário de Brasília), quando a área de TÚNIS estava sob um violento temporal. Ao tentar fazer um pouso de emergência, o avião se chocou contra uma montanha. Pelo menos vinte corpos foram encontrados, depois que o avião caiu em meio a muita neblina e chuva forte.

Um terrorista suicida se explodiu no salão de bilhar de um clube noturno do distrito industrial de RISHON LETZION, ao sul de TEL–AVIV, matando pelo menos 15 pessoas, além dele próprio. Sessenta pessoas ficaram feridas no atentado.

Foi preso o estudante universitário americano LUCAS HELDER, 21 anos, acusado de colocar bombas de fabricação caseira em caixas de correio. Seis delas chegaram a explodir, ferindo seis pessoas. HELDER confessou ao FBI que deixou dezoito bombas, acompanhadas de mensagens contra o governo americano, em cinco Estados. Poderá ser condenado à prisão perpétua. Em RENO, EUA. 

2 003  :  -   QUARTA-FEIRA
Uma manhã muito fria faz com que eu perca o horário de levantar. A LUCINDA acorda-me às 9 horas. Uma massa de ar polar varreu as nuvens do céu de SÃO PAULO e fez o sol brilhar mais forte. Até a poluição cedeu, tornando o dia luminoso. O amanhecer ainda foi contemplado com um raro espetáculo: o casamento de MERCÚRIO com o SOL. Durante cinco horas e meia, o planeta esteve entre o SOL e a TERRA. As imagens mais impressionantes foram captadas nas ILHAS CANÁRIAS. Perto das 12 horas estou chegando no MMDS para um almoço de trabalho. Comparecem também, além dos integrantes da administração, ANT, ANADAI e FERNANDO. Eles têm idéias e projetos para este mês de maio. Não são do meu agrado. Deixo VICTÓRIO encarregado de estudar as propostas desses oficiais. AMÉRICO acompanha-me até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Perco quase que todo o meu horário desta tarde com o PASTOR MARINHO. Ele traz o seu livro sobre armamento e munição na Revolução de 32, trabalho pioneiro que já está concluído. Falta agora arrumar patrocinadores. Indico o doutor MATEUS ORDINI, presidente da Distrital CENTRO da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, e presidente do CONSELHO CÍVICO E CULTURAL da Associação Comercial, a fim de apresentar esse livro e ver se consegue o patrocínio de alguém para este ano, por ocasião do NOVE DE JULHO. Também já conversara com o CAPITÃO MERLO sobre esse assunto e convido o PASTOR MARINHO para ir até o 2º BPChq no dia 13 de maio. Outra pessoa que indico para a apresentação do livro é o MAJOR ARRUDA, face sua ligação com a ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Recebo a visita do TENENTE MAURÍCIO, do 27º BPMM, da zona sul, cujo pai é ex-combatente de 32, residindo em ITAPETININGA. Esse oficial quer ser sócio do MMDC.
Ficam prontos os ofícios de outorga da MEDALHA MMDC para as professoras indicadas pela ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. Dona CÉLIA também colocou no computador a ATA da reunião da DIRETORIA EXECUTIVA de 24 de abril. Segue hoje, pelo correio, uma carta para ALEXANDRA FRANGULIS devolver todo o material histórico que está em seu poder. O Sr. MARCONDES não vem à Sociedade. Telefona para falar da IX MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, marcada para o domingo, dia 11, e que terá a partida defronte o Monumento-Mausoléu. O presidente quer o hasteamento das bandeiras no balaústre do obelisco e, pelo telefone, transmito essa ordem para o CABO MISAEL, diretor do MUSEU HISTÓRICO da Sociedade.

Uma multidão calculada em 7 mil pessoas pela Companhia de Engenharia de Tráfego e três mil para a PM, deslocou-se hoje do centro até o Palácio dos Bandeirantes, no MORUMBI, para pedir ao Governo do Estado mais investimentos em habitação para pessoas de baixa renda, principalmente moradores de cortiços e favelas. O grupo ocupou uma extensão de aproximadamente 2,5 km e afetou o trânsito na região próxima ao PALÁCIO. O tráfego foi mais prejudicado nas avenidas 9 DE JULHO, MORUMBI e OSCAR AMERICANO.

MORREU SUZANA DE ABREU SAMPAIO POMPEU DE TOLEDO, aos 87 anos. Pertencente a tradicionais troncos paulistas, foi diretora e presidente da CRUZADA PRÓ INFÂNCIA. Era casada com o doutor DIDEROT POMPEU DE TOLEDO, médico.

Assisto SANTOS 2 x NACIONAL, de MONTEVIDÉU 2, na VILA BELMIRO, pelas quartas-de-final DA LIBERTADORES. O goleiro FÁBIO COSTA comete uma falha no segundo gol dos uruguaios. No entanto, de vilão ele passa a herói. Na cobrança de penalidades máximas para decidir a classificação para a fase seguinte da competição, FÁBIO COSTA defende a primeira cobrança do uruguaio PERALTA. Também consegue defender a segunda cobrança. Não obstante essa proeza, o goleiro ainda vai defender um outro pênalti e o SANTOS sai vencedor por 3 a 1 graças a ele.
RESULTADOS DA COPA DO BRASIL: GOIÁS 0 x SÃO PAULO 0; CRUZEIRO 2 x VASCO 1; FLAMENGO 2 x VITÓRIA 1; SPORT 4 x ATLÉTICO MINEIRO 0.
  
THIAGO COSTA, de 23 anos, não tinha nada a ver com um assalto em SANTOS. Recebeu um tiro nas costas no fogo cruzado entre ladrões e a PM quando passava por um prédio no GONZAGA. Primeiro, os bandidos seqüestraram os pais do porteiro GILSON DOS SANTOS e o obrigaram a roubar o apartamento do dono de uma casa de câmbio. Quando saíam com dinheiro e jóias, a polícia chegou.

O governo já admite negociar o ponto mais polêmico da reforma da Previdência, a taxação dos servidores públicos aposentados, que ganham mais de R$ 1 058,00. A possibilidade foi revelada hoje durante conversa com o senador PAULO PAÍM e o representante do PT, JOSÉ GENOÍNO. Colocada no texto da reforma por pressão dos governadores, a redação seria alterada para autorizar os Estados a aplicar a medida. Três governadores do PSB iniciaram hoje a pressão sobre o Congresso pela aprovação das reformas da Previdência e tributária: RONALDO LESSA (AL), PAULO HARTUNG (ES) e ROSINHA GAROTINHO (RJ). O PSDB, a exemplo do PT, já pune deputados rebeldes – no caso, os que apóiam reformas antes de o partido tomar posições.

O ministro-chefe da Segurança Institucional, GENERAL JORGE ARMANDO FÉLIX, disse hoje que a violência no RIO é “preocupante” e, se o governo do Estado pedir, o Exército pode voltar às ruas para apoiar a polícia. Esse tipo de reforço atuou contra traficantes durante o carnaval carioca. O secretário de Segurança Pública do RIO, ANTHONY GAROTINHO, admitiu o agravamento da crise. Para ele, a situação é de “descontrole” diante do avanço do crime. Mais tarde, ressalvou: “Não é que o Estado esteja sem controle”.

Dois gêmeos nasceram de úteros diferentes, em CARIACICA, no ESPÍRITO SANTO. ROSILENE ANDRIÃO, 28 anos, tinha uma anomalia rara chamada de útero didelfo, em que o órgão é dividido em dois. Ficou grávida de gêmeos, GUILHERME e GABRIELA. Foram gerados cada um num útero. O caso foi considerado raríssimo na medicina brasileira.

CONDENADOS a pagar R$ 750 mil em multas e devolver aos cofres públicos R$ 3,8 milhões a diretora NORMA BENGELL e a produtora SÔNIA NERCESSIAN, responsáveis pelo filme O GUARANI. O Tribunal de Contas da União encontrou irregularidades na captação de recursos, provenientes de incentivos fiscais. Em BRASÍLIA.

A expectativa de novas captações de empresas nacionais no exterior fez o dólar recuar 2,64% hoje, cotado a R$ 2,945. O risco País caiu 4,02% para 764 pontos. O ministro do Desenvolvimento, LUIZ FERNANDO FURLAN, voltou  a falar contra a queda do dólar. “Pior seria se estivesse afundando, e não flutuando”. Segundo ele, dólar a R$ 3,00 é adequado; a R$ 2,50 prejudica as exportações.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA anunciou a indicação do primeiro negro para ministro do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Ele é JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES.

Condenado a 18 anos por assaltos, WELLINGTON FERREIRA DA SILVA, de 28 anos, o TONY, foi beneficiado com autorização para passar duas semanas com a família. Deveria voltar no dia 15. De sua condenação, já conseguira reduzir dois anos e esperava pelo julgamento do recurso que lhe daria direito ao regime aberto com o “perdão” dos últimos anos que deveria cumprir, pelo bom comportamento. Mas WELLINGTON não conseguiu recusar o convite para “ganhar dinheiro fácil” e, hoje, três dias após deixar a cadeia, voltou para a prisão. Ele perderá o benefício que esperava. Ele e os cúmplices foram descobertos pela polícia, quando assaltavam o posto bancário do HOSPITAL SANTA MARCELINA, em ITAQUAQUECETUBA, na Grande SÃO PAULO. Os quatro trocaram tiros com seguranças e policiais militares. Na fuga, um deles, CLAYTON ALMEIDA DE LIMA, de 30 anos, foi morto. Com ele estavam os R$ 54 mil roubados. WELLINGTON correu no sentido oposto dos outros assaltantes que não foram localizados, e entrou numa casa da RUA TIETÊ, próximo do hospital. Dominou a moradora, ANTÔNIA WEIDES TEIXEIRA, de 58 anos, e ameaçou matá-la se fizesse barulho. A polícia foi avisada pelos vizinhos e pelas duas noras de WEIDES. Trinta PMs cercaram a casa. Um helicóptero da PM passou a sobrevoar a área  e o GATE foi negociar a libertação da refém. Cerca de 4 horas depois WELLINGTON se rendeu, autuado por tentativa de homicídio e roubo.

DIÁRIO OFICIAL DE 7 DE MAIO DE 2003 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM LAERTE VELOSO PAZZOTO, do 10º GRUP. DE BOMBEIROS. Nasceu em 15 de maio de 1952. Entrou na PMESP em 10 de janeiro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 25 de janeiro de 1974. Promoções: 2º Tenente – 25 de agosto de 1974; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 15 de dezembro de 1 985; Major – 15 de dezembro de 1992; Tenente-Coronel em 25 de agosto de 1996.

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE revelou nesta quarta-feira que a taxa de mortalidade da pneumonia asiática é maior do que a imaginada. A doença mata em média 50% dos infectados idosos e 15% dos doentes em geral – antes, se achava que matava apenas 5,9%. Para se ter uma idéia, a gripe espanhola, que matou 40 milhões de pessoas no início do século passado, vitimava apenas 2,5% dos infectados. Até agora, a SARS já infectou mais de seis mil pessoas e matou mais de 500.

CONDECORADO com o prêmio PRÍNCIPE DAS ASTÚRIAS DE LETRAS, na ESPANHA, um dos mais tradicionais da literatura, as escritoras FÁTIMA MERNISSI, marroquina, e SUSAN SONTAG, americana. Em MADRI.

2 004   :  -   SEXTA-FEIRA
6ª GRANDE QUERMESSE LAR SÃO VICENTE DE PAULO, EM PIRACAIA – SÃO PAULO
20:00 HORAS: MISSA
21:00 HORAS: GRUPO SÓ LAZER
A festa começa hoje e vai até domingo, dia 9 de maio.

Levanto mais cedo nesta sexta-feira chuvosa, a fim de colocar em dia as minhas memórias, no computador. O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR já está se preparando para ir para PIRACAIA. Essa quermesse, que acontece todos os anos, tem ocupado o JOÃO com os problemas de organização da parte musical.

Enfrento esse tempo ruim e, por volta das 11:30 horas, estou conversando com o RUBINHO, na sua banca de jornais, onde sempre adquiro o AGORA. Depois, vamos para a AORPM. Ali, se desenvolve um almoço de negócios com SUPASIL, CARBAIA, MÁRIO MARGARIDO, CARMELO, VICTÓRIO, CRISTIANO, AMÉRICO e RONALDO. Vamos estudar as nossas atividades para este mês de maio, procurando uma forma de continuar o desenrolar de nossas atividades mesmo com meu afastamento programado para alguns dias da semana que vem, quando deverei ser submetido a uma cirurgia. Alguns oficiais acompanham-me até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

O Cel MENDES está no Quartel do Comando Geral, onde conversa com o CORONEL MOYSÉS, atual Chefe de Gabinete, sobre assuntos relacionados com a solenidade de 23 de maio. Mais tarde ele vem ao MMDC e traz como novidade as determinações da juíza MARIA LÚCIA PIZZOTI MENDES, da 32ª Vara Cível, que em vez de propalar a sentença quanto ao processo do restauro do Obelisco, vai prorrogar ainda mais a querela judicial com os pedidos feitos aos governos estadual e municipal, exigindo documentos relativos à construção do Obelisco e do túnel AYRTON SENNA. O seu objetivo seria analisar o motivo das rachaduras e demais danos observados no Obelisco. Essa nova situação demonstra que esse caso vai se arrastar durante um bom tempo.

O CABO MISAEL encaminha a relação das urnas. Há necessidade de mandarmos fazer 81 etiquetas para serem colocadas nessas urnas, com os nomes dos heróis correspondentes.

Estamos já expedindo convites para o 23 de maio. O VASCO e dona CÉLIA estão atarefados com os ofícios de outorga de medalhas e outros assuntos relacionados com essa data.

Para atrapalhar, surgem pessoas querendo informações acerca de PENSÃO ESPECIAL, ISENÇÃO DE IMPOSTOS para os ex-combatentes, transferência de direitos do veterano para seus descendentes e outras coisas mais que causam um verdadeiro transtorno nas nossas atividades. Já são 16 horas e estamos atendendo os solicitantes, inclusive uma enviada da Prefeitura, que quer saber de dados históricos.

Com o MENDES, deixamos o MMDC um pouco tarde. Ele conversou com o advogado TIAGO sobre as determinações da juíza, e o advogado achou que a juíza está completamente perdida no caso. O processo em si não é para resolver esse problema, mas houve um desvio causado pelo laudo do perito MOLITERNO e os caminhos são agora completamente diferente, desvirtuando o processo. 

Com o tempo chuvoso, fica difícil o retorno para casa. O MENDES solicitou dados sobre o pintor PABLO PICASSO, para um trabalho escolar de sua neta e, no computador, faço um rastreamento do que tenho acerca de PICASSO. Atualmente, uma exposição na OCA (IBIRAPUERA) está apresentando uma mostra sobre o pintor e uma visita à mesma seria o ideal para a aluna. Aguardo um telefonema do MENDES, e como está demorando para fazer o contato, ligo no seu celular e então fico sabendo que ele está na CRUZ AZUL. Sua neta, a DÉBORA (justamente aquela que precisa fazer o trabalho sobre PICASSO) está com febre e precisa ser medicada. Falo sobre a exposição de PICASSO na OCA.
Alguns dados sobre o pintor, desenhista, gravador e escultor espanhol PABLO RUIZ PICASSO: nasceu em MÁLAGA, em 1881 e faleceu em MOUGINS, em 1973. Extrapolando a pintura de sua fase inicial (períodos “azul” (1901-1904) e “rosa” (1904-1905), cujo simbolismo evoca o peso do destino e da miséria através de personagens populares e patéticos, depois, de saltimbancos, PICASSO lançou no meio parisiense, em 1907, a “bomba” estética das “DEMOISELLES D´AVIGNON” e desenvolveu o cubismo juntamente com BRAQUE. Analisou e decompôs os objetos (RETRATO DE AMBROISE VOLLARD, 1909-1910, MUSEU PÚCHKIN, MOSCOU), e, depois de ter reitroduzido a realidade por meio de letras, números e colagens (NATUREZA MORTA COM CADEIRA DE PALHINHA, 1912, MUSEU PICASSO, PARIS), realizou sua síntese a partir de planos e de elementos geométricos (O ARLEQUIM, 1915, MUSEU DE ARTE MODERNA, NOVA YORK). A tentação de um certo classicismo deu lugar à do surrealismo (A DANÇA, 1925, TATE GALLERY, LONDRES) e de um erotismo sádico (BANHISTAS À BEIRA-MAR, 1929, NOVA YORK) ou sensual (NU EM UM JARDIM, 1934, MUSEU PICASSO, PARIS). A angústia da guerra traduziu-se no grande painel de GUERNICA (1937) ou em novas deformações do rosto feminino (MULHER NA POLTRONA, MUSEU DE BASILÉIA). Em seguida, a extrema fecundidade de PICASSO reencontrou a alegria e a sensualidade (ALEGRIA DE VIVER, 1946, MUSEU DE ANTIBES). Instalado no sul da FRANÇA, o artista trabalhou a escultura e a gravura (como já havia feito na época cubista e nos anos 30), a litografia, a aguada e a aquarela, a cerâmica, e produziu variações sobre quadros célebres, com AS SENHORITAS DAS MARGENS DO SENA (1950), inspirado em COUBERT, as séries das MENINAS, baseadas em VELÁSQUEZ (1960), ou do DÉJENEUR SUR L´HERBE (1960), de MANET.  Concentrou-se, enfim, no tema do PINTOR e seu modelo, simbólico – enquanto combate amoroso - de toda uma obra que, por seus questionamentos e invenções, revolucionou a arte moderna. Existem dois grandes museus PICASSO, um em BARCELONA e outro em PARIS.   
Quem também mantêm contato via fone comigo é o Sr MARCONDES. Diz ele que chegou na Sociedade, depois de que o MENDES e eu saímos, um documento da procuradoria do MEIO AMBIENTE do Estado, solicitando o Estatuto do MMDC, a ATA da eleição do último presidente e a escritura do Monumento-Mausoléu. O presidente estranha essa solicitação. Diz também que tentou falar com o general BUENO e este estava reunido com os advogados justamente tratando do assunto RESTAURO DO MONUMENTO-MAUSOLÉU. 

O policiamento na Capital recebeu o reforço de 872 soldados da Polícia Militar. Eles serão distribuídos para quinze bairros e irão atuar no policiamento comunitário e rondas da cidade. A cerimônia de formatura foi realizada hoje no VALE DO ANHANGABAÚ, no centro de SÃO PAULO. Os recém-formados participaram de um curso de preparação com duração de um ano.

RENÊ REIS LIMA, de 26 anos, foi executado no EMBU. O crime ocorreu em abril e só hoje veio a público. Lima estava foragido e pertencia à quadrilha de DIONÍSIO DE AQUINO SEVERO, que foi resgatado de helicóptero de uma penitenciária na véspera do seqüestro do prefeito CELSO DANIEL, de SANTO ANDRÉ, em 2002. SEVERO participou da captura de CELSO. Ele foi morto na cadeia dias depois de dizer que tinha informações sobre a morte do prefeito. Outras cinco pessoas ligadas ao caso morreram desde 2002.

A DEFESA CIVIL resgatou hoje o pescador NIVALDO JÚNIOR DOS REIS, em CANANÉIA. Ele foi o segundo tripulante a ser salvo após o naufrágio de um barco na madrugada de quinta-feira, dia seis de maio, devido ao mau tempo em alto-mar provocado pelo ciclone que atingiu o litoral paulista. O comandante da embarcação, JOSÍLIO DA COSTA, de 31 anos, nadou durante 16 horas, até a praia, salvando-se. Ele voltou ao mar para tentar encontrar os companheiros e foi quem avistou NIVALDO, agarrado a um tambor de água. O barco SHEKNASH partiu no domingo passado, dia 2, e naufragou na madrugada do dia 6. Até a noite de hoje, três colegas deles seguiam desaparecidos.

Documentos obtidos pelo Ministério Público e exibidos hoje pelo JORNAL NACIONAL, da REDE GLOBO, mostram que o ex-prefeito PAULO MALUF movimentou duzentos milhões de dólares em contas no exterior. A assinatura do ex-prefeito aparece na ficha de abertura da conta na SUÍÇA. O dinheiro foi desviado de obras públicas.

O ator THIAGO LACERDA ficou refém, hoje, de um bando de assaltantes que invadiram um prédio residencial no LEBRON, na zona sul do RIO. LACERDA foi abordado pelos criminosos quando chegava ao edifício CHEVALIER NOIR. Ele foi ao local visitar um apartamento para comprar e acabou rendido pelos bandidos quando eles já estavam fugindo. O ator teve o celular roubado. O bando levou o celular de LACERDA para evitar que ele avisasse a polícia. O empresário do ator, GUILHERME ABREU, negou que o galã tenha sido vítima de um crime, mas confirmou que ele perdeu o celular.

Aproximadamente quinze homens armados com metralhadoras e pistolas automáticas invadiram à 0:95 horas de hoje o MOINHO DE TRIGO SANTO ANDRÉ. Um homem bem vestido, que chamou pelo nome um funcionário do armazém, rendeu o porteiro, RODRIGO PAIXÃO DA SILVA, de 20 anos. Os bandidos levaram um caixa eletrônico do BANCO REAL, um cofre, um carro e as armas dos vigias da empresa. O caso foi registrado no 2 º Distrito Policial de SANTO ANDRÉ.

O recruta do Exército, RICARDO PIERINI MARTINS, de 19 anos, e mais dois adolescentes foram presos na madrugada, acusados de assaltar um posto de gasolina na Avenida AUTONOMISTAS, na divisa de CARAPICUÍBA e OSASCO, na região metropolitana de SÃO PAULO. Os três foram surpreendidos em um bar, onde comemoravam o sucesso do assalto. O valor do roubo: R$74.

O padre CLAIR DE CASTRO, de 79 anos, foi espancado por ladrões durante um assalto no centro de CAÇAPAVA, no VALE DO PARAÍBA. O crime aconteceu na tarde de ontem. Os bandidos levaram o carro do padre. Tem ele 55 anos de sacerdócio e é uma das pessoas mais populares da cidade. Morou em CAÇAPAVA na década de 80, mudou-se para outra cidade e retornou em 1993.

A advogada SILVANA BARBOSA DE CARVALHO, de 32 anos, foi assassinada hoje pela manhã, na VILA CLARA, região do JABAQUARA, durante tentativa de assalto. Ela saía de casa e estava a caminho da sede da Ordem dos Advogados do BRASIL, secção SÃO PAULO, na PRAÇA DA SÉ, no centro, onde SILVANA trabalhava havia quatorze anos. SILVANA foi abordada por um motoqueiro em frente ao portão de sua casa. O criminoso sacou uma arma, desceu da moto e roubou a bolsa da advogada. Na saída, atirou contra ela, que morreu no local. O bandido fugiu. No ano passado, a advogada também já havia sido assaltada no JABAQUARA. Na ocasião, o namorado dela foi baleado e morreu no seu colo. Em nota oficial, o presidente da OAB-SP, LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO, repudiou o crime. “SILVANA BARBOSA foi mais uma vítima da crescente e ameaçadora violência que assola SÃO PAULO e outras grandes cidades do País. Urge que este caso não se torne mera estatística, mas que sirva de reflexão sobre a inadequação do Estado no controle da criminalidade, que segue impune, colecionando vítimas inocentes”.

Um relacionamento extra conjugal da comerciante ERIDELMA APARECIDA DE OLIVEIRA, de 24 anos, foi a razão da morte de seu marido, o empresário CARLOS ALBERTO CANO, de 49. O crime aconteceu ontem à noite em ATIBAIA, a 60 km de SÃO PAULO. CANO foi morto com dois tiros no rosto. A vítima chegou a ser socorrida no PS do hospital ALBERT EINSTEIN, mas não resistiu. Cerca de 20 horas após o crime, a polícia identificou o amante de ERIDELMA, RODRIGO FRANÇA, o SPOCK, de 24 anos, como sendo o autor do crime. FRANÇA, que já havia trocado ameaças com a vítima, foi preso hoje e confessou o crime. As brigas entre ERIDELMA e CANO eram constantes, exatamente em razão do relacionamento dela com FRANÇA, há pelo menos um ano. FRANÇA usou sua própria moto para ir até a porta da casa da amante, aguardou a chegada de CANO e na presença de testemunhas, sacou um revólver calibre 38 e atirou.

A divulgação de dados surpreendentes sobre emprego nos EUA alterou as perspectivas econômicas em todo o mundo, provocando novo dia de nervosismo no mercado brasileiro. O dólar se valorizou frente ao euro e todas as outras moedas. No BRASIL, o dólar subiu 2,1% sobre o REAL, cotado a R$3,062. É o seu maior valor desde 4 de agosto de 2003.

ARMANDO MELLÃO, ex-presidente da Câmara Municipal, teve sua prisão revogada hoje pela Justiça. Em fevereiro, havia sido preso em flagrante, acusado de extorquir o advogado de um empresário. Depois, foi processado também por porte ilegal de armas achadas em sua casa. Uma delas causou a reabertura de inquérito sobre a morte de um comerciante.

O senador ROMEU TUMA, que pleiteava a vaga de candidato do PFL à Prefeitura de SÃO PAULO, não foi ver hoje o partido lançar oficialmente o nome de seu adversário, o deputado federal JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI, para concorrer à vaga de MARTA SUPLICY. A decisão ainda deverá ser formalizada em convenção no mês de junho. O partido havia dado a TUMA e  PINOTTI prazo para chegarem a um consenso sobre a disputa. Como isso não ocorreu, a cúpula pefelista definiu a questão hoje. Estiveram na reunião o vice-governador CLÁUDIO LEMBO, o secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, ALEXANDRE DE MORAES, o deputado federal LUIZ CARLOS SANTOS e o estadual RODRIGO GARCIA, entre outros.

A bióloga brasileira NEIVA GUEDES recebeu nesta sexta-feira, na HOLANDA, das mãos do príncipe BERNHARD, o título de DAMA integrante da ORDEM DA ARCA DOURADA, prêmio criado em 1971 para reconhecer esforços de ambientalistas na preservação dos recursos nacionais. Ela é a primeira brasileira a receber a condecoração. Foi indicada por seu trabalho na preservação da arara-azul no Pantanal.

O primeiro bebê de proveta nascido no BRASIL completa VINTE ANOS nesta sexta-feira. A paranaense ANNA PAULA CALDEIRA nasceu em 7 de maio de 1984, em SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, no PARANÁ. ANNA é fruto do segundo casamento da administradora hospitalar ILZA CALDEIRA. Da primeira união, ILZA concebeu cinco crianças. Após o quinto parto, ela teve de tirar as trompas. Depois, conheceu o urologista JOSÉ ANTÔNIO CALDEIRA com quem se casou. Eles queriam ter filhos e ouviram falar de um tratamento em SÃO PAULO. Todo o tratamento foi coordenado pelo cirurgião MILTON NAKAMURA. ANNA leva uma vida tranqüila em CURITIBA. Mora com os pais, está no terceiro ano de nutrição e no momento não namora. E, como qualquer jovem, gosta de sair com os amigos. Em 1984, quando ANNA nasceu, a comunidade científica estava deslumbrada com os avanços em uma das áreas mais instigantes da medicina: a reprodução assistida. Ou seja, a arte de encontrar recursos médicos para ajudar casais a realizarem o sonho de ter um filho. Seis anos antes, tinha nascido nos EUA a também menina LOUISE BROWN, primeiro bebê de proveta do mundo. Esse marco na história da medicina só foi possível graças ao aprofundamento do conhecimento sobre os aspectos que envolvem o delicado processo de concepção humano. O que se viu depois dessa revolução foi o nascimento de milhares de outras crianças geradas a partir da técnica, batizada de fertilização in vitro, e frutos também de outra variedade de métodos. Hoje, só no BRASIL, estima-se que cerca de 40 mil indivíduos tenham nascido graças à reprodução assistida.

ESTRÉIA no BRASIL o filme DIÁRIOS DE MOTOCICLETA (INGLATERRA/FRANÇA 2004). Concorre à PALMA DE OURO no Festival Internacional de Filme de CANNES. Filmado na ARGENTINA, no CHILE e no PERU em 30 locações, num arco de 20 mil quilômetros, este autêntico filme de formação rediscute o ideário de uma época ao reproduzir a viagem que GUEVARA – então um estudante de medicina com especialização em hanseníase - e o bioquímico ALBERTO GRANADO fizeram pela AMÉRICA LATINA em 1952 com o intuito de mergulhar num continente conhecido por eles apenas pelos livros. Durante oito meses, enfrentaram a altitude dos ANDES, a umidade da FLORESTA AMAZÔNICA, a aridez dos desertos chilenos, exatamente como a equipe do filme, que  reproduz  fielmente  a  maior  parte  da viagem da dupla motoqueira. Graças à interpretação detalhista e interiorizada do ator mexicano GAEL GARCÍA BERNAL (AMORES BRUTOS) e à maturidade cinematográfica de SALLES, DIÁRIOS DE MOTOCICLETA cumpre com brilho seu objetivo, não esquecendo de dar o devido peso ao companheiro de viagem ALBERTO GRANADO, hoje com 82 anos, encarnado com perfeccionismo pelo argentino RODRIGO DE LA SERNA, parente distante de GUEVARA.
 
Num dos dias mais delicados de sua carreira, o secretário de Defesa dos EUA, DONALD RUMSFELD, pediu perdão e assumiu a responsabilidade pela tortura de prisioneiros sob custódia americana no IRAQUE, durante um aguardado depoimento ao CONGRESSO. RUMSFELD, que chegou ao local sob clamores públicos de renúncia jamais dirigidos a funcionários de alto escalão do Governo GEORGE W. BUSH, teve uma prova amarga do impacto das denúncias sob a opinião pública, ao ser alvo de um grupo de manifestantes que, aos gritos, no plenário, pedia sua saída imediata do cargo.

Num bombardeio da aviação dos EUA contra os milicianos do clérigo xiita MOQTADA AL-SADR, em NAJAF, foi atingida uma casa: morreram seis membros de uma família, incluindo três crianças de 2,4 e 5 anos. Outras três pessoas que estavam na residência ficaram gravemente feridas. Um alto assessor do líder AL-SADR disse aos fiéis que qualquer um que capturar uma mulher das Forças Armadas britânicas tem o direito de mantê-la como escrava. O assessor, xeque ABDUL-SATTAR AL-BAHADLI, também pediu aos seguidores que lancem uma guerra santa contra as tropas britânicas presentes na cidade de BASRA. Ele também ofereceu dinheiro a quem quer que capture ou mate um membro do Conselho de Governo, um grupo de iraquianos nomeado pelos EUA e que vem se tornando cada vez mais impopular.

Pelo menos treze pessoas morreram e 80 ficaram feridas na explosão de uma bomba em uma mesquita de KARACHI, no PAQUISTÃO. Havia mais de cem pessoas no templo para as orações da tarde, quando a explosão – aparentemente causada por um homem-bomba – sacudiu o prédio. Foi o quarto atentado em menos de cinco dias no PAQUISTÃO.   

O VIETNÃ comemorou hoje com um desfile militar e danças tradicionais o 50º Aniversário da BATALHA DE DIEN BIEN PHU, que marcou a vitória decisiva das tropas vitnamitas contra a potência colonial francesa e o fim da hegemonia da FRANÇA na INDOCHINA (VIETNÃ, CAMBOJA e LAOS). Em cerimônia em PARIS, o presidente JACQUES CHIRAC elogiou a coragem dos soldados franceses, que acabaram de rendendo diante do ataque maciço das forças inimigas. Após um sangrento cerco de 56 dias, as forças francesas içaram a bandeira branca em 7 de maio de 1954.

 

O SBT apresenta nesta noite o filme “O DIA DO TERROR”, de 2001, dirigido por JAMIE BLANKS, com DENISE RICHARDS, DAVID BOREANAZ, MARLEY SHELTON, JESSICA CAPSHAW e KATHERINE HEIGL. Quatro garotas metidas humilham nerd numa festa na escola. Dez anos mais tarde, ele virou um bonitão obsecado por vingança, que planeja conquistar as ex-colegas para matá-las justamente no Dia dos Namorados. Muitos crimes e um final muito atrapalhado.

 

2 005  :  -       SÁBADO       1/ 41832152013/  - 171821431 84 /2224 (3)
Por volta das 6:30 horas, levanto por causa de uma tosse desagradável e também por me sentir mal (faltava o ar). Desço, vou ao banheiro, e o desconforto vai passando. Resultado: volto a deitar e somente acordo depois das 11 horas. Começo a trabalhar no computador depois das 14 horas. LUCINDA, MARLENE e JOÃO estão pensando num churrasco para comemorar, amanhã o “DIA DAS MÃES”. Deverão estar presentes o JOSÉ e a DORA.

O piloto italiano da TOYOTA, JARNO TRULLI, fez hoje o melhor tempo na primeira sessão de treinos oficiais para o GP DA ESPANHA, apenas 16 milésimos à frente do espanhol FERNANDO ALONSO, da RENAULT. A FERRARI, mais uma vez, teve problemas no treino. O alemão MICHAEL SCHUMACHER fez apenas o sétimo tempo, enquanto RUBENS BARRICHELLO foi o nono, e ainda teve de trocar o motor. O “grid” de largada será definido amanhã, horas antes da prova. O líder do Mundial, após quatro corridas, com 36 pontos, é ALONSO. E a boa fase do espanhol fez com que o circuito da CATALUNHA ficasse hoje lotado. Entretanto, a boa volta de TRULLI impediu a festa completa dos torcedores.
 
Finalmente consigo falar, por telefone, hoje, com o CORONEL Reformado GERALDO DE MENEZES GOMES. É um pedido da doutora NELLY CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, que deseja conversar pessoalmente com ele sobre a matéria “BARRACO QUATROCENTÃO”, publicada na revista “ISTO É” e que o GERALDO se manifestou através de uma carta, também publicada pela revista. Ele já sabia desse interesse da doutora NELLY em tentar explicar o que está acontecendo no IHGSP.
Também converso, por telefone, com o FRANCISCO GIANNOCCARO. Ele irá presidir mais uma reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial na segunda-feira, dia 9. Explico-lhe que tanto o CORONEL MENDES como eu temos compromissos já agendados e não poderemos comparecer nessa reunião. Mas a professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM está encarregada de lhe explicar o movimento sobre o “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”. Peço a ele para transmitir à professora as notícias sobre o MMDC que forem ventiladas nessa reunião.  
Recebo um telefonema do RUBENS APARECIDO NEVES DE OLIVEIRA, associado do MMDC, que deseja saber das últimas notícias acerca da Assembléia Geral Eleitoral, em 27 de abril, a qual ele não pôde comparecer em razão do seu emprego. Fala do interesse do MAJOR EB COUTINHO, da 4ª CSM, cuja sede é do CAMBUCI, sobre o Movimento Constitucionalista de 32. 

Faleceu neste sábado um dos oficiais mais prestigiados e estimados da Polícia Militar, o CORONEL PM Ref SALVADOR D´AQUINO, criador da ROTA, aos 75 anos. Nasceu em 28 de novembro de 1929. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 1º de abril de 1949. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 31 de janeiro de 1953. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1953; 1º Tenente – 24 de maio de 1958; Capitão – 24 de maio de 1963; Major – 24 de maio de 1968; Tenente-Coronel – 12 de novembro de 1969; CORONEL – 15 de dezembro de 1975.
 
SEBASTIÃO ALVES MONTEIRO, campeão das duas primeiras edições internacionais da SÃO SILVESTRE, em 1945 e 1946, morreu neste sábado, aos 85 anos, de insuficiência respiratória. MONTEIRO, que continuou a se dedicar ao atletismo mesmo depois de encerrar a carreira de corredor, sofria de problemas cardíacos e passou os últimos 38 dias de vida internado no Hospital das Clínicas da Universidade de SÃO PAULO.
Na volta à VILA BELMIRO, o SANTOS venceu hoje à noite o ATLÉTICO PARANAENSE por 2 a 1, de virada, e manteve 100% de aproveitamento no CAMPEONATO BRASILEIRO. Ainda tivemos: PONTE PRETA 2 x PAYSANDU 0; PARANÁ 2 x JUVENTUDE 2;   GOIÁS 0 x FIGUEIRENSE 0.

O cientista social BENEDITO DOMINGOS MARIANO voltará a ser o ouvidor da Polícia de SÃO PAULO, depois de quase seis anos. Primeiro ocupante do cargo, ele foi o escolhido pelo governador GERALDO ALCKIMN, a partir de uma lista tríplice entregue em março pelo Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana. A nomeação foi publicada hoje pelo DIÁRIO OFICIAL do Estado. MARIANO, que desde o início do ano comanda a Secretaria de GESTÃO ESTRATÉGICA da prefeitura petista em OSASCO, vai substituir ITAJIBA FARIAS FERREIRA CRAVO, exonerado em março após envolvimento em um acidente, na Rodovia RIO-SANTOS, que matou o empresário LUIZ DOS SANTOS RODRIGUES, de 43 anos. ITAJIBA foi preso no local e, segundo laudo da polícia, dirigia embriagado. A OUVIDORIA foi criada em 1995 pelo então governador MÁRIO COVAS, que nomeou MARIANO para o posto. Em 1997, a lei determinou mandato de dois anos para os ouvidores. MARIANO foi o escolhido naquele ano e reconduzido ao cargo em 1999. Deveria ficar nessa função até meados de 2001, mas no fim de 2000 desligou-se do cargo. Ele aceitou convite da ex-prefeita MARTA SUPLICY para ser o primeiro ouvidor do Município. O ex-vice-prefeito HÉLIO BICUDO – seu amigo há anos e ao lado de quem milita na defesa dos direitos humanos – havia indicado seu nome. Em 2002, MARIANO foi convidado por MARTA a assumir a recém-criada Secretaria de Segurança Urbana, extinta pelo atual prefeito, JOSÉ SERRA. No mesmo ano, o novo ouvidor da polícia participou da elaboração do Programa de Segurança Pública do então candidato à Presidência LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

A 1ª Delegacia de Roubos e Extorsões do DEIC prendeu hoje o 3º Sargento da PM, JORGE JOSÉ DA SILVA JOÃO, 41 anos, sob acusação de tentar extorquir o comerciante SALVIANO RAOLINO DA SILVA. O comerciante recebeu uma carta que teria sido escrita pelo Sargento, exigindo vinte mil reais. Na carta, com ameaças ao comerciante, o Sargento JORGE SILVA teria escrito que o dinheiro deveria ser deixado no PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ, zona norte da Capital. Assim que pegou o dinheiro, o SARGENTO JORGE JOSÉ DA SILVA JOÃO foi preso pelos policiais.
    
Pelo menos 40 pessoas morreram e outras 18 ficaram feridas hoje após a queda de um ônibus de passageiros em um precipício numa estrada da zona andina do estado de ANCASH, cerca de 520 km ao nordeste de LIMA, no PERU.

O líder cristão libanês MICHEL AOUN regressou hoje ao LÍBANO, pondo fim a 14 anos de exílio na FRANÇA por rejeitar categoricamente a presença de tropas sírias em território francês. AOUN, ex-comandante do Exército libanês, de 70 aos, foi recebido como herói por seus seguidores. Ele chegou a BEIRUTE acompanhado da mulher e de 50 jornalistas num vôo charter, procedente de PARIS.

Dois carros-bomba conduzidos por terroristas suicidas explodiram hoje no centro de BAGDÁ causando a morte de pelo menos 24 pessoas, incluindo dois civis americanos, e ferindo outras 35 pessoas. O ataque também destruiu lojas e carros estacionados perto do local das explosões, na PRAÇA TAHRIR, um dos principais centros comerciais da capital.

Pelo menos 11 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, hoje, em RANGUN, capital de MIANMÁ, antiga BIRMÂNIA, em conseqüência de três atentados a bomba. As explosões ocorreram em dois movimentados shoppings e no centro comercial da cidade.
 
O PAPA BENTO XVI criticou hoje as interpretações “errôneas” da liberdade que “matam seres humanos”, numa referência direta ao aborto e a eutanásia pela primeira vez desde que assumiu o cargo. Ele afirmou ainda que os ensinamentos da Igreja Católica não representam “uma ameaça à liberdade de consciência”. “A liberdade de matar não é uma autêntica liberdade, mas uma tirania que reduz o ser humano à escravidão”, afirmou o pontífice durante sua posse como BISPO DE ROMA na Basilica de SÃO JOÃO DE LATRÃO, a catedral de ROMA. A cerimônia religiosa é a última que marca formalmente a assunção de BENTO XVI ao papado.

O escritor francês JEAN CARRIÈRE, de 76 anos, morreu na noite deste sábado. Ele ganhou o prêmio GONCOURT em 1972 por sua obra “L´ÉPERVIER DE MAHEUX”, que vendeu dois milhões de exemplares e foi traduzida em 14 línguas. O autor escreveu mais de 20 obras, na maioria romances, além de ensaios sobre figuras como JULIEN GRACQ.

O escritor americano TRISTAN EGOLF se suicidou aos 33 anos, com um tiro, em sua casa em LANCESTER, EUA. Segundo médicos e amigos, ele sofria de profunda depressão. Autor de cinco romances, entre eles LORD OF THE BARNYARD, EGOLF era um dos nomes mais promissores da literatura e alguns críticos o comparavam a WILLIAM FAULKNER e JOHN STEINBECK.

2 006  :   -    DOMINGO
PARELHEIROS está comemorando 179 anos com um desafio para o futuro: convencer a população de SÃO PAULO de sua importância para a cidade. São os mananciais de PARELHEIROS e MARSILAC que fornecem água para as represas BILLINGS e GUARAPIRANGA que, por sua vez, abastecem SÃO PAULO. A região ainda abriga a Área de Preservação Ambiental CAPIVARI MONOS e o Parque Estadual da SERRA DO MAR.
Os primeiros colonizadores da região, habitada por índios, chegaram em 1829, vindos da ALEMANHA. Na década de 1940, o bairro recebeu os imigrantes japoneses, que implantaram o cultivo de flores e horti-frutis. Hoje, ainda há remanescentes alemães, japoneses e duas tribos indígenas: PYAU e TENONDÊ PORÃ. A população, que em 1991 era de 60 mil habitantes pulou para 112 mil em 2001. Hoje, estima-se que seja de 180 mil pessoas. 

O caderno CULTURA, de O ESTADO DE SÃO PAULO”, publica algumas páginas com reportagem alusiva aos cento e cinqüenta anos do nascimento de SIGMUND FREUD. Ele nasceu no dia 6 de maio de 1856.
Uma exposição organizada pela psicanalista MARIA ÂNGELA GOMES MORETZSOHN, uma das curadoras, no ano 2000, da etapa brasileira da megaexposição FREUD: CONFLITO E CULTURA, que em todo o mundo relembrou os 100 anos da publicação de A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS, considerada a obra fundamental de FREUD.   

O domingo é dedicado aos meus arquivos. Levanto tarde, pois na madrugada assisti o DVD “A VOZ DO TROVÃO”. Muita tranqüilidade em casa. Estou pronto para os compromissos da semana que vem, quando deveremos completar a grade da Medalha MMDC para a solenidade de 23 de maio. Também deveremos receber a relação definitiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC – núcleo LAPA. Os eventos são numerosos daqui para a frente e o presidente GINO STRUFFALDI, aos 91 anos, deverá dar um exemplo de vitalidade para nós.

FELIPE MASSA, da FERRARI, conquistou hoje o seu primeiro pódio na Fórmula 1 ao chegar em terceiro lugar no GP DA EUROPA, no circuito de NURBURGRING. A vitória ficou com seu companheiro de equipe, o alemão MICHAEL SCHUMACHER, que chegou à frente do líder do campeonato, FERNANDO ALONSO, da RENAULT. RUBENS BARRICHELLO, da HONDA, foi o quinto, atrás de KIMI RAIKKONEN, da McLAREN. MASSA largou em terceiro lugar e segurou a posição. Durante quase toda a prova, o brasileiro esteve próximo de SCHUMACHER e ALONSO. No final da corrida, com os pneus muito desgastados, ele sofreu a pressão de RAIKKONEN, mas não cedeu a terceira posição. Durante quase todo o GP, SCHUMACHER seguiu de perto ALONSO, que largou na pole. No segundo pit-stop do piloto da RENAULT, o heptacampeão assumiu a ponta e adiou a sua parada. Com o tanque vazio, aproveitou para dar show de pilotagem e livrou vantagem suficiente para poder parar no box e voltar ainda na liderança.  GIANCARLO FISICHELLA chegou em sexto lugar; NICO ROSBERG, em sétimo; JACQUES VILLENEUVE em oitavo; JARNO TRULLI em nono; NICK HEIDFELD em décimo.

Mais uma vez, o aspecto emocional derrubou o CORINTHIANS. O alvinegro dominou a maior parte do clássico, hoje, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, mas foi derrotado pelo SÃO PAULO por 3 a 1, de virada, despencou na classificação do CAMPEONATO BRASILEIRO – é o 17o. colocado, com 3 pontos – e vê aumentar a crise, iniciada com a eliminação na TAÇA LIBERTADORES. Por outro lado, os são-paulinos encerraram uma semana perfeita, na qual além de assistir à queda do CORINTHIANS no torneio continental, despacharam o PALMEIRAS da competição. Já são dez jogos, ou três anos, sem perder para o rival.

O PALMEIRAS viveu hoje à tarde, no ABC, mais um capítulo de uma crise que parece não ter fim. Com apenas dois titulares – SÉRGIO e CORREA – a equipe somou a quarta derrota consecutiva no CAMPEONATO BRASILEIRO, ao perder para o SÃO CAETANO, por 2 a 0, no ANACLETO CAMPANELLA. O lanterna do NACIONAL acumulou o oitavo revés nos últimos onze jogos. OUTROS RESULTADOS: GRÊMIO 1 x VASCO 2; ATLÉTICO PR 1 x INTERNACIONAL 2; CRUZEIRO 2 x JUVENTUDE 0; GOIÁS 2 x FIGUEIRENSE 1; FLAMENGO 1 x BOTAFOGO 0.

ZINEDINE ZIDANE deixou sua marca de craque na despedida do Estádio SANTIAGO BERNABÉU hoje no empate por 3 a 3 do REAL MADRID com o VILLARREAL. Ovacionado por cerca de 80 mil torcedores, o meio-campista francês também recebeu homenagem dos colegas do time galáctico, que entraram em campo com camisas com a inscrição “ZIDANE 2001-2006”. Os torcedores fizeram sua parte nas arquibancadas, usando camisetas número 5 com a inscrição “OBRIGADO, ZIDANE”. ZIDANE marcou presença ao fazer um gol de cabeça, concluindo cruzamento de BECKHAM – a principal jogada da equipe da capital espanhola. Além de ZIDANE, quem brilhou na partida foi o brasileiro JÚLIO BAPTISTA, autor de dois gols, e o atacante uruguaio FORLÁN, que também marcou dois. MEJÍA (contra) fez o outro gol do VILLARREAL. A despedida oficial de ZIDANE do REAL MADRID será na última rodada, contra o SEVILLA, no próximo fim de semana. 

Com margem de 504 votos, o senador ALOÍZIO MERCADANTE liderava na apuração da prévia, realizada hoje, para definir o candidato do PT ao governo paulista. Apuradas as urnas em 425 dos 552 locais de votação no Estado, o líder do governo no Senador alcançou 22.850 votos e a ex-prefeita MARTA SUPLICY, 22.346. O comando do partido no Estado ainda dava o resultado como imprevisível, mas a equipe do candidato preferido do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA já cantava vitória. O PT anunciará amanhã o resultado final.

Com 5,7 quilos a menos do que quando iniciou sua greve de fome, sete dias antes, o pré-candidato do PMDB à Presidência da República, ANTHONY GAROTINHO, disse hoje se considerar fortalecido politicamente. Falou com voz fraca, em rápida entrevista que concedeu deitado, devido à debilidade física, ao ESTADO, na sede do PMDB no RIO. Mudando o discurso, GAROTINHO conclamou “os companheiros do PMDB a irem à convenção do partido, no dia 13 de maio, lutarem pela candidatura própria”.

O ex-secretário geral do PT, SÍLVIO PEREIRA, mandou um recado à cúpula do partido: pretende ir ao Supremo Tribunal Federal para tentar obter uma liminar que o desobrigue de falar à CPI DOS BINGOS e, se a estratégia falhar, fará tudo para não comprometer mais a legenda no escândalo do mensalão. O maior temor entre dirigentes petistas e governistas é o da transformação de SÍLVIO em um “homem-bomba” depois da entrevista publicada hoje em “O GLOBO”. O presidente da CPI DOS BINGOS, senador EFRAIM MORAIS, reafirmou a disposição de convocar o ex-dirigente petista. “Ele tem detalhes. Sabe como o esquema funciona. Precisa esclarecer ponto por ponto”. Na entrevista, PEREIRA dá detalhes do esquema de arrecadação montado pelo empresário MARCOS VALÉRIO e afirma que ele pretendia ganhar um bilhão de reais.
O ex-secretário-geral dá indícios, sem muitos detalhes, de que sabe sobre fraudes em licitações. Ele também menciona, genericamente, o presidente LULA, como alguém que “mandava” no PT, sem especificar se isso o implicaria em alguma ilegalidade. Desde o fim do ano passado, já está provado um requerimento de convocação de SÍLVIO PEREIRA para prestar depoimento à CPI DOS BINDOS. Ontem, após a divulgação da entrevista, EFRAIM decidiu chamá-lo para depor na quarta ou quinta-feira. O governo avalia como “ruim” a eventual ida de PEREIRA à Comissão. A ida à CPI é bombardeada pelo ministro TARSO GENRO, que defende a tese de que PEREIRA esteja desequilibrado.

O presidente EVO MORALES afirmou hoje que espera aumentar em 2 dólares o preço do gás vendido ao BRASIL e à ARGENTINA. Caso consiga, obterá um reajuste de 61,34% em cima dos atuais 3,36 dólares por milhão de BTUs que cobra ao BRASIL. “Agora depende de nós, podemos definir o preço, mas para não perder a amizade vamos negociar”, disse MORALES em discurso em COCHABAMBA. MORALES surpreendeu o próprio governo com o anúncio. As autoridades bolivianas envolvidas na negociação haviam fixado um patamar entre 1 a 3 dólares. Acreditava-se que a conversa com autoridades do BRASIL e da ARGENTINA, que começa na quarta-feira, em LA PAZ, iria partir do ponto mais alto. Para dirigentes bolivianos, mesmo com qualquer reajuste, BRASIL e ARGENTINA terão vantagens, já que a média mundial está em torno de doze dólares.  

A explosão de três carros-bomba deixou mais de 30 mortos no IRAQUE hoje. O atentado mais sangrento foi na cidade sagrada de KERBALA, a cerca de 110 km ao sul da capital. Ao todo, 22 morreram e 48 ficaram feridos, alguns em estado grave. O ataque aconteceu por volta das 9:15min (às 2:15 horas de BRASÍLIA), quando um suicida detonou uma carga de explosivos dentro de um carro perto de uma estação de ônibus no centro da cidade, onde também há um prédio de residências oficiais. A cidade de KERBALA é venerada pela maioria xiita do IRAQUE. Lá estão os mausoléus dos imãs HUSSEIN e ABBAS, filhos do imã ALI, genro e primo do profeta MAOMÉ. O atentado em KERBALA foi seguido por outros dois ataques com carros-bomba no bairro sunita AL ADAMIYA, ao norte de BAGDÁ, que deixaram onze mortos e 38 feridos. Fontes do Ministério do Interior indicaram que o primeiro atentado tinha como alvo um posto de controle policial próximo a uma base do Exército e deixou 10 mortos, na maioria soldados iraquianos. Uma pessoa morreu no segundo ataque, que atingiu uma patrulha do Exército na mesma região. No bairro AL YARMUK, oeste da capital, dois policiais morreram e vários agentes ficaram feridos depois de serem atacados por um grupo de rebeldes. De acordo com o coronel da polícia SADUN AL-JABURI, um grupo de pistoleiros metralhou a patrulha de três veículos em uma estrada. Os ataques ocorrem enquanto o primeiro-ministro designado, NOURI AL-MALIKI, tenta formar um novo governo, que será o primeiro não provisório do IRAQUE desde o começo da invasão americana em 2003. No último sábado, MALIKI declarou que acredita que completará a formação de seu gabinete até o dia 9 de maio. 

O PAPA BENTO XVI consagrou hoje 15 padres em missa celebrada na BASÍLICA DE SÃO PEDRO. Os clérigos – de ISRAEL, HONDURAS, POLÔNIA e ITÁLIA – se prostraram em sinal de submissão e foram orientados a não usar o pastorado para “fazer carreira”. Mais tarde, BENTO XVI admitiu escassez de candidatos ao sacerdócio “em alguns lugares”.

2 007     :      -      SEGUNDA-FEIRA   1531592201/ Q51/2  2131810215/
O Comandante do 2º Batalhão de Polícia de Choque tem a honra de convidar Vossa Senhoria e Digníssima família para assistirem a solenidade alusiva ao 73º Aniversário da Unidade, a ser realizada às 16:00 horas do dia 07 de maio de 2007, à rua Dr. Jorge Miranda, 367 – Luz – SP
_____________________________
ARMANDO TADEU CAMARGO
Major PM Comandante Interino

Por volta das 8:45 horas encosta uma viatura do 29º BPMM em casa. Combinamos ir esta manhã até o COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR, em SÃO MIGUEL PAULISTA. A diretora, professora EDNÉIA, é esposa do SARGENTO PM Ref FERREIRA, idealizador do grupo mirim TOBIAS DE AGUIAR há muitos anos atrás. Quando comandei o CPAM-4, em 1990, o CABO PM FERREIRA era pessoa estimadíssima nesta região, pelo seu carinho para com as crianças. O seu trabalho resultou na criação desse Colégio. Com o auxílio do 1º TENENTE PM ALEXANDRE, idealizou-se uma palestra sobre o Movimento Constitucionalista de 1932, nesse Colégio, em 15 de maio de 2007. Hoje, fazendo uma prévia, estou levando o DVD “GUERRA DOS PAULISTAS”, que deverá ser apresentado no dia da palestra.
O PM MÁRCIO, que está dirigindo a viatura, trabalhou em GUARULHOS, no 15º BPMM, durante anos. Conhece bem o município. Reside na VILA ROSÁLIA. Logo estamos chegando na sede do 29º BPMM, que fica num lugar privilegiado, nas dependências da antiga NITRO QUÍMICA. É um conjunto de casas, muito bem aproveitado para servir às necessidades da Unidade. Quem comanda o 29º BPMM é o TENENTE-CORONEL PM FERNANDES. Está nesse cargo já algum tempo. Pertenceu, como Major, à área centro (7º BPMM). Após uma conversa com o comandante e outros oficiais da Unidade, o TENENTE PM ALEXANDRE leva-me até o COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR. A professora EDNÉIA, seu marido, SARGENTO PM Ref FERREIRA e o filho do casal estabelecem conosco a seqüência da palestra do dia 15. A professora quer o canto do PARIS BELFORT. Na hora, ligamos para o TENENTE-CORONEL PM CODELO, que fica de providenciar a letra do hino dos veteranos de 1932. Passo a conhecer o anfiteatro da escola, onde será proferida a palestra e, perto do meio-dia, despeço-me dos diretores do TOBIAS DE AGUIAR.
O TENENTE ALEXANDRE vai me levar numa viatura de sua Companhia até a estação metrô ITAQUERA. São quase 13 horas quando passo pelo MMDC.
VICTÓRIO e vários oficiais da Entidade que dirijo estão reunidos, aguardando-me. A reunião é breve. Comentamos muito a baderna de ontem na PRAÇA DA SÉ, durante o show dos “RACIONAIS”, na chamada VIRADA CULTURAL. De cultura não houve nada. Todos os orelhões das ruas adjacentes da praça foram danificados. O entorno da praça virou um campo de batalha. ALEMÃO viu isso em pessoa e comenta conosco como foi o quebra-quebra dos vândalos.
Às 14:30 horas, o presidente GINO está me esperando. Ele quer ir à reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Acontece que tenho um compromisso sério nesta tarde e estou sendo aguardado na Cooperativa Militar para um empréstimo que possibilitará a compra das máquinas para o “CYBER CAFÉ” que está sendo montado pelo PAULO CÉSAR.
O CORONEL PM Ref MENDES não mantém contato conosco. O GINO vai sozinho à Associação Comercial depois de assinar um ofício ao Comandante Geral da PMESP, solicitando uma seção da banda de música para a solenidade nas ARCADAS, na noite de 23 de maio.
Na CoopMil, com a funcionária LILIANE, consigo arrumar a quantia necessária para o PAULO CÉSAR adquirir as máquinas necessárias para montar o LAN HOUSE dos seus sonhos.
Não compareço à solenidade do 73º aniversário do 2º BPChq, como era minha idéia (o evento começa nesta tarde às 16 horas). É que tenho de ir ao Quartel do Comando Geral. Ali, com a chefe da 5ª EM/PM, TENENTE-CORONEL Fem PM MARIA YAMAMOTO, consigo agendar a seção da banda, conforme pedimos no ofício. Converso com os TENENTES PM BARRETO e CABRAL. Também “cobro” do TENENTE-CORONEL PM TAGUTI um computador que ele me prometeu há tempos. Disse ele que na próxima semana irá me mandar o aparelho.   Por volta das 17 horas, estou regressando para casa.
O PAULO CÉSAR recebe com alegria a notícia de que ele poderá já encomendar os aparelhos necessários para o LAN HOUSE.     

O Comandante do Policiamento da Capital, CORONEL PM AILTON ARAÚJO BRANDÃO, negou que a corporação tenha agido com excesso para coibir atos de vandalismo na VIRADA CULTURAL. “Foi usada a energia necessária para a ocorrência”, relatou.
O senador EDUARDO SUPLICY, que assistiu o show, disse que a ação a PM foi desproporcional. Fãs e integrantes do grupo também acusaram a polícia de abusar de violência. Para o CORONEL PM BRANDÃO, as imagens gravadas pelas câmeras da Prefeitura comprovam que o estopim da confusão foi a ação de um grupo de pessoas que começou a ofender os policiais que agiam na praça. Em seguida, o grupo subiu numa banca de jornais e num prédio. Os policiais que tentaram negociar a saída dos vândalos foram atingidos por garrafas e pedras.
Os PMs acionaram a FORÇA TÁTICA, que chegou ao local com cerca de 300 homens, armados com bombas de gás lacrimogêneo e pistolas com balas de borracha. “Diante da quebra da ordem, os policiais tiveram que usar a energia necessária para dispersar os que cometiam os atos de vandalismo. Foi necessário e usado o que toda a polícia do mundo usa, que são armas não-letais”, disse BRANDÃO. A seqüência do confronto foram lojas saqueadas – nas ruas e na estação do metrô – e a depredação de carros, orelhões e banheiros.
A Polícia Militar mobilizou um efetivo de 3.223 homens, 1.089 viaturas e 97 bases comunitárias móveis para fazer a segurança durante a VIRADA CULTURAL. O evento foi promovido pela Prefeitura, em 68 locais de todas as regiões da Capital, onde foram realizados 250 shows e apresentações culturais.

O Delegado ALDO GALIANO JÚNIOR, do DECAP, classificou como impróprio o local escolhido para o show dos RACIONAIS MCs. Para o delegado, a praça é cercada de ruas estreitas, o que não permite a dispersão adequada do público. “Impróprio porque foi às vésperas da vinda do PAPA, na minha opinião pessoal. Funcionários estavam arrumando o centro inteiro, daí fazem um show e quebram o centro todo. Não podemos dizer que foi um local criteriosamente escolhido”, disse.  Para o secretário municipal de Educação, CARLOS AUGUSTO CALIL, a confusão ocorreu não apenas por uma má escolha do horário, mas por um conjunto de fatores, como o atraso de uma hora para o início do show, o que gerou ansiedade do público, e as provocações dos fãs dos RACIONAIS com os PMs. “Não tivemos muita felicidade de colocar (a banda) nesse horário. Estávamos imbuídos do sucesso da participação da banda na QUEBRADA CULTURAL (evento que rola só na periferia)”, afirmou. Gravações feitas por circuitos de câmeras da Guarda Civil Metropolitana devem ajudar a identificar vândalos que agiram na região da SÉ.

Atores de BAIXIO DAS BESTAS, CAIO BLAT e MATHEUS NACHTERGAELE, comemoraram o lançamento do filme do diretor CLÁUDIO ASSIS, na noite desta segunda-feira. Depois da exibição do longa no CINE ODEON, na CINELÂNDIA, elenco e convidados partiram para a festança, que aconteceu no HOTEL PARIS, zona de prostituição no Centro do RIO. Luzes vermelhas e prostitutas circulando pelos salões deram o tom da noite, regada a muita cerveja e cachaça. LUIZ CARLOS e LUCY BARRETO, DIRA PAES e o cantor OTTO, FLÁVIO BAURAQUI também prestigiaram o evento, que varou a madrugada.

Cerca de 300 homens dos 1.800 militares que vão fazer a segurança do PAPA em APARECIDA, entre a próxima sexta-feira e domingo, já estão na cidade. O restante deve chegar amanhã para novos treinamentos. Em pequenos comboios, eles seguem de CAPAPAVA para APARECIDA, pela VIA DUTRA. Em SÃO PAULO, os homens da Polícia do Exército fizeram reconhecimento da área do MOSTEIRO DE SÃO BENTO, onde o PAPA ficará hospedado, e treinaram a escolta do pontífice.
Hoje pela manhã, em CAÇAPAVA, cerca de mil militares das tropas do Exército de CAPAPAVA, PINDAMONHANGABA, LORENA, TAUBATÉ, GOIÂNIA e RIO se apresentaram à 12ª Brigada de Infantaria Leve e receberam as últimas recomendações. A OPERAÇÃO ARCANJO terá pouco mais de 10 mil homens. São 3.200 do Exército, 5 mil policiais civis e militares, 400 policiais federais e 2 mil agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego. O efetivo será o dobro do utilizado na visita do presidente americano, GEORGE W. BUSH.
De acordo com o GENERAL FLORIANO PEIXOTO VIEIRA NETO, Comandante da 12ª Brigada, a presença dos Homens do Exército não pode inibir as manifestações de “carinho e afeto” do público. “Deve haver um equilíbrio. As pessoas vão poder manifestar o carinho pelo PAPA e estamos pedindo que os militares ajam com gentileza e ponderação”.
O COSI é órgão que o COMANDO MILITAR DO SUDESTE criou para cuidar da OPERAÇÃO ARCANJO. Além da 12ª Brigada, a 11ª Brigada de Infantaria Leve (CAMPINAS) deve participar da segurança da visita.   

A falta de caminhões, helicópteros e outros equipamentos da Guarda Nacional do KANSAS, enviados para o IRAQUE, está atrasando a recuperação de GREENSBURG, cidade americana atingida por um tornado no fim de semana, disse a governadora KATHLEEN SEBELIUS. O número de mortos subiu hoje para 12, após mais dois corpos serem achados sob destroços. Saques também têm ocorrido em meio às dificuldades para avançar com a remoção dos escombros e a busca de sobreviventes.

Foi uma recepção com o toque de trombetas e uma salva de tiros de canhão, como manda o protocolo. Fora do roteiro, só mesmo a gafe do presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, que, ao dar as boavindas à rainha ELIZABETH II em visita à CASA BRANCA, sugeriu que a soberana britânica teria duzentos anos.
A rainha e o príncipe PHILIP foram recebidos numa cerimônia formal no jardim da CASA BRANCA. Trombetas anunciaram sua chegada. A banda da Força Aérea tocou os hinos dos dois países durante a visita aos EUA, que marca o 400º aniversário do assentamento britânico em JAMESTOWN, VIRGÍNIA e KENTUCKY DERBY.
Ao discursar, BUSH destacou o longo relacionamento da rainha com governantes americanos e por muito pouco não disse que ela visitara o país em 1776, o ano em que as 13 colônias declararam sua independência do império britânico. A rainha, que tem 81 anos, ocupa o trono há 55.
Ao discursar, em sua quinta visita ao país, a rainha ELIZABETH II não mencionou a gafe do anfitrião e elogiou o relacionamento entre os dois países, aliados na guerra no IRAQUE.       

A polícia francesa divulgou hoje um balanço da violência nas eleições presidenciais. No total, foram 730 carros queimados e 592 pessoas detidas. Ao todo, 78 policiais ficaram feridos em confrontos com manifestantes em todo o país.
Cerca de 500 jovens voltaram às ruas de PARIS hoje para protestar contra a vitória de NICOLAS SARKOZY. A multidão quebrou vidraças de lojas e queimou carros na região central da capital francesa. A polícia teve trabalho para conter os manifestantes, que entoavam slogans anti-SARKOSY.
A onda de violência começou na PRAÇA DA BASTILHA, logo após o anúncio da vitória de SARKOZY, ainda na madrugada de ontem. Estudantes lançaram pedras contra os policiais, que responderam com gás lacrimogêneo, transformando o centro da cidade em uma praça de guerra. Hoje, passeatas também foram organizadas em LYON, RENNES, NANTES e BREST.

A escritora britânica LESLEY BLANCH morreu nesta segunda-feira, aos 102 anos. LESLEY foi casada com o escritor e diplomata francês de origem russa ROMAIN GARI. Autora de THE WILDER SHORES OF LOVE (1954), traduzida para vários idiomas, ela publicou 11 volumes de livros para viagens, biográficos e gastronômicos, apesar de confessar ser “incapaz de escrever um romance”. Outro de seu livro preferido é THE SABRES OS PARADISE (1960). Nascida em CHISWICK, a oeste de LONDRES, em junho de 1904, LESLEY trabalhou como jornalista e em 1932 fez a primeira de várias viagens à RÚSSIA, país pelo qual foi apaixonada. Nos anos 1930, trabalhou para a VOGUE britânica.

2 008     :   -     QUARTA-FEIRA
Estamos numa época de grandes trabalhos por causa das comemorações do “DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA”. Hoje, pela manhã, mantenho contato com a 5ª EM/PM no sentido de fornecer uma seção da banda musical para a cerimônia do dia 19 de maio, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
Por volta das 13 horas, depois de uma demorada viagem de van até a estação ARMÊNIA, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, procuro entrar em contato com ANTÔNIO FROTA. Intempestivamente, ele entra com pedido de demissão do quadro associativo. Ele, por telefone, explica um desentendimento com ROMAGNOLI, através mensagens na Internet. FROTA defendia um ato público a favor da prisão dos assassinos da menina ISABELLA. ROMAGNOLI é contra isso. Acha que a Justiça deve decidir o destino dos criminosos. As palavras do ROMAGNOLI machucaram o FROTA e, num ato de radicalismo, acha de se desligar da Sociedade porque o ROMAGNOLI é o diretor jurídico do MMDC. É uma situação lamentável.
Em conversas com VICTÓRIO entendo que ele não está querendo prejudicar  RONALDO e sim estudar as causas da anormalidade cometida por ele. Como hoje estou muito ocupado com os atos solenes do “DIA DA JUVENTUDE”, acho melhor deixar isso a seu cargo.
No MMDC, com o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA e o presidente GINO STRUFFALDI discuto a nossa ida para BOTUCATU no próximo sábado. Acertamos em definitivo permanecer no sítio do professor de sábado para domingo. Ele trouxe os currículos (em número de vinte) das autoridades que receberão a Medalha MMDC em 20 de maio, na Praça JOHN LENNON, na LAPA. Apenas uma dessas medalhas será CONSTITUCIONALISTA porque a pessoa indicada já possui a Medalha MMDC.
Deixo a Sociedade um pouco antes das 15 horas e vou participar de uma reunião extraordinária na Associação Comercial. Ali encontro o GIANNOCCARO reunido com LAURO ESCOBAR, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES e a funcionária VALÉRIA. Eles estão acertando detalhes de uma solenidade que vai acontecer no TRIBUNAL DE JUSTIÇA no dia 7 de Julho, por ocasião da entrega do COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH.
Ali, aguardando a minha chegada, está o responsável pela peça “AD PERPETUUM ... ATÉ O ÚLTIMO TIRO”. Também chega o JOSÉ D´AMICO. Depois da decisão da Comissão do Colar, a respeito de 7 de julho, vamos discutir detalhes da solenidade marcada para 19 de maio. Os convites serão feitos pela Associação Comercial e a funcionária VALÉRIA não recebeu o modelo que idealizei. Prometo transmitir pela Internet os dizeres do convite.
AGUINALDO fala sobre a peça “AD PERPETUUM...” e JOSÉ D´AMICO vai levá-lo até a Faculdade de Direto do Largo de São Francisco para ele conhecer o local (salão nobre).
Por volta das 16:30 horas, retorno ao MMDC para cumprir o prometido à secretária da Comissão Cívica e Cultural. Encontro a porta fechada. Sorte é que tenho cópia do modelo do convite no computador que uso, mas que não tem ligação com a internet. Isso me obriga a retornar à Associação  Comercial para entregar à VALÉRIA esse modelo. Somente depois das 17 horas é que vou embarcar no metrô. A VIA DUTRA está parada. Muita dificuldade para que o ônibus COCAIA chegue até o ponto onde desço, na Avenida Brigadeiro Faria Lima.
LUCINDA está colada na televisão. É que os investigadores do 9º DP estão na porta da casa do pai de ANNA CAROLINA, a fim de cumprir o Mandado de Prisão do casal que assassinou ISABELLA.
Telefona-me CÁSSIO MARTIN, da ANAVÍDEO, a respeito do “cript” que lhe pedi a respeito das imagens que ele produziu em PIRITUBA, num evento que mostrou uma encenação dos alunos soldados do episódio de 23 de maio, quando morreram MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO. Ele promete me entregar esse cript na próxima sexta-feira, ou seja, dia 9 de maio.    
ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ – pai e madrasta de ISABELLA NARDONI, assassinada em 29 de março – tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz MAURÍCIO FOSSEN, do 2º Tribunal do Júri. Ele aceitou na íntegra o pedido de prisão e a denúncia formulados pela Promotoria. A polícia chegou ao apartamento do pai de ANNA no fim da tarde e só saiu com o casal às 22:30 horas. Cerca de cem policiais civis e militares tiveram de afastar perto de mil curiosos reunidos em frente ao prédio. O juiz classificou NARDONI e ANNA como “pessoas desprovidas de sensibilidade moral e sem um mínimo de compaixão humana”. Disse ainda que a prisão é necessária para garantir a ordem pública e a credibilidade da Justiça.

Está definido o primeiro confronto entre brasileiros na TAÇA LIBERTADORES. Com a vitória sobre o NACIONAL por 2 a 0, hoje à noite, no MORUMBI, o SÃO PAULO se classificou às quartas-de-final e agora pega o FLUMINENSE.
Se alguém previsse, iriam chamar de louco. O AMÉRICA veio ao MARACANÃ e derrotou o FLAMENGO por 3 a 0, eliminando o time carioca da TAÇA LIBERTADORES. Na ida, o Rubro-Negro havia vencido por 4 a 2 e a classificação era tida como certa. Mais de 50 mil presentes compareceram para comemorar o bicampeonato e a despedida do técnico JOEL SANTANA, que vai dirigir a seleção da ÁFRICA DO SUL. Saíram tentando encontrar explicações para o inexplicável.
O CRUZEIRO também foi eliminado, ao ser derrotado em casa pelo BOCA JUNIORS por 2 a 1. O time argentino havia vencido a primeira partida, em LA BOMBONERA, pelo mesmo placar. PALÁCIOS e PALERMO marcaram para os argentinos e WÁGNER para os brasileiros. Nas quartas, o BOCA vai pegar o ATLAS, do MÉXICO.  

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) criticaram a absolvição do fazendeiro acusado de ser o mandante do assassinato da missionária DOROTHY STANG. CELSO DE MELLO, o mais antigo ministro do STF, disse que a decisão prejudica a imagem internacional do BRASIL: “Pode transmitir a sensação de que os direitos básicos das pessoas não tenham sido respeitados aqui”.

A Polícia Federal apreendeu na residência do lobista JOÃO PEDRO DE MOURA, amigo e ex-assessor do deputado PAULO PEREIRA DA SILVA, o PAULINHO DA FORÇA, comprovante do depósito bancário de 37,5 mil reais em favor da ONG MEU GURI, presidida por ELZA DE FÁTIMA COSTA PEREIRA, mulher do parlamentar. MOURA é suspeito de ligação com desvio de verbas do BNDES.

A oposição não conseguiu provar que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é só uma peça de propaganda e a ministra-chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, desinflou a crise do dossiê das contas do ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Durante seu depoimento na Comissão de Infra-Estrutura do Senado, hoje, DILMA nem precisou da blindagem que a bancada governista montou para protegê-la dos possíveis ataques da oposição.

A Polícia Federal transferiu hoje para BRASÍLIA o arrozeiro e prefeito de PACARAIMA, PAULO CÉSAR QUARTIERO, preso na véspera com o filho RENATO QUARTIERO, de 22 anos, e mais seis funcionários de uma de suas fazendas – que também serão levados para a capital federal. Todos são acusados de formação de quadrilha, posse de explosivos e tentativa de homicídio.
QUARTIERO ficará detido na carceragem da PF, à disposição do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Por ser prefeito, ele tem direito a responder ao inquérito em foro privilegiado, no caso o TRF. Sua defesa informou que ainda amanhã entrará com pedido de revogação da prisão, que considera arbitrária. “Ele foi preso a mando do ministro TARSO GENRO, que é o responsável por instrumentalizar toda a ação insana e está colaborando com as ONGs, sendo intransigente em negociar uma demarcação mais justa”, disse VALDEMAR ALBRECHT, advogado do arrozeiro.

Simpatizantes da oposição e do governo pró-ocidental do LÍBANO entraram em choque hoje em diversos pontos de BEIRUTE, agravando a maior crise política já vivida pelo país desde a guerra civil (1975-1990). Os conflitos começaram durante uma greve geral convocada por sindicatos trabalhistas ligados ao grupo xiita opositor HEZBOLLAH. Algumas ruas e os acessos ao porto e aeroporto foram bloqueados com blocos de concreto, carros velhos e pneus. Houve explosões e troca de tiros e pelo menos dez pessoas ficaram feridas.

O governo militar de MIANMAR sofreu hoje intensa pressão para abrir suas fronteiras à ajuda internacional após o devastador ciclone de sábado, dia 3 de maio, que pode ter matado mais de 100 mil pessoas, segundo uma diplomata americana em RANGUM. A secretária americana de Estado, CONDOLEEZZA RICE, pediu à junta militar birmanesa que permita a entrada da ajuda internacional, dizendo que essa não deveria ser uma questão política. “Esse é um tipo de crise que só vai piorar sem a assistência humanitária que está sendo oferecida pela comunidade internacional”, afirmou.   

2 009      :       -       QUINTA-FEIRA
O Comandante do 2º Batalhão de Polícia de Choque, Sr Ten Cel PM HERVANDO LUIZ VELOZO tem a honra de convidar Vossa Senhoria e Digníssima família para assistirem a solenidade alusiva ao 75º Aniversário da Unidade.
HORÁRIO: 16 horas
LOCAL: Rua Dr Jorge Miranda, 367 – LUZ
(obs: muito embora no convite apareça o VELOZO como tenente-coronel ele foi promovido ao posto de CORONEL PM em 22 de abril último e classificado no CPA/M-5).
Pela Internet leio o Diário Oficial e vejo as transferências para a reserva do CORONEL PM ROBERTO COSTA e do TENENTE-CORONEL PM ODILON DA SILVA JÚNIOR.
ROBERTO COSTA nasceu no dia 14 de julho de 1957. Entrou para a PMESP no dia 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1978; 1º TENENTE – 24 de maio de 1983; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 24 de maio de 1998; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2003; CORONEL – 10 de março de 2005.
ODILON DA SILVA JÚNIOR nasceu no dia 7 de janeiro de 1958. Entrou para a PMESP no dia 17 de abril de 1978. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1982. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1983; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1987. Não tenho a data de sua promoção a CAPITÃO. Foi promovido a MAJOR em 15 de dezembro de 2004. Alcançou o posto de TENENTE-CORONEL em 29 de novembro de 2007.

Passo uma manhã conturbada em casa. Depois de um sonho desastroso, quando já levanto de mau humor, vou à biblioteca e não encontro um boleto de cobrança da NET no lugar onde eu o colocara. Penso que alguém mexeu nos meus papéis, mesmo porque um outro boleto também está desaparecido. Passo momentos de pressão alta e descompasso emocional. Noto que estou procedendo exacerbadamente, até culpando pessoas. Mas, depois, procurando em recortes de jornais que recebera na Comissão Cívica e Cultural, que os arquivara nos documentos do MMDC, vou encontrar esse dito boleto. Perdera muito tempo e saio de casa destemperado.
Na Sociedade, não posso imprimir minhas memórias, como é de praxe. No primeiro andar os pedreiros estão colocando o piso.
Vou ao LIBERTY TOWER para uma reunião com oficiais do MMDS. Encontro o PASSOS muito atrapalhado. Há censuras pelo comportamento do DANIEL, que vai fazer um treinamento num serviço que causará transtornos para a nossa instituição. Acontece que hoje tenho a solenidade do meu antigo batalhão, o 2º BPChq que está completando 75 anos de sua criação. Ainda passo pela Sociedade, onde instruo a MARINEI em responder a perguntas do nosso mais novo núcleo, o de ITAPEVA, que está para ser instalado ainda em maio. Deverá acontecer isso no próximo dia 25, pela manhã, na sede do 54º BPMI.
No 2º BPChq naturalmente vou “matar as saudades” no prédio onde comecei minha carreira como Aspirante a Oficial, onde estava instalado o antigo BATALHÃO DE GUARDAS, em 23 de setembro de 1963. Depois, nas rodas que a corporação me reservou, volto em 26 de novembro de 1987 para comandar o então 2º BATALHÃO DE POLICIAMENTO DE CHOQUE. Agora, são as saudades que rolam, em companhia de outros comandantes, como os Coronéis PM OLDECIR FERNANDES DE OLIVEIRA E SILVA, DILTON CARVALHO DE SOUZA, GÉRSON REZENDE, SÍLVIO ROBERTO VILLAR DIAS, EDILBERTO FERRARINI, CARLOS ALBERTO DE CAMARGO e o mais antigo de todos eles, VÁLTER CAVALCANTE DE BARROS. Notamos a não presença do NEY VIEIRA DE ALMEIDA, que estava acostumado a não perder essas cerimônias, sempre em companhia de dona NANCY.
Quem vai presidir a solenidade é o Comandante Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO. Vem em companhia de seu sub-cmt, CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, do Sub-Chefe do Estado Maior, CORONEL PM MARCO ANTÔNIO AUGUSTO, do Comandante do Policiamento de Choque, CORONEL PM EDUARDO JOSÉ FÉLIX DE OLIVEIRA, do Comandante do CPA/M-10 CORONEL PM CARLOS BOTELHO LOURENÇO (que também foi comandante do 2º BPChq) e do ex-cmt do 2º BPChq, CORONEL PM HERVANDO LUIZ VELOZO (promovido recentemente e que assumiu o comando do CPA/M-5). Também se acham presentes: o comandante do CPA/M-3, CORONEL PM AIRTON ALVES DA SILVA; o comandante do 4º BPChq, TENENTE-CORONEL PM FLÁVIO JARI DEPIERI; o chefe do Centro Odontológico, TENENTE-CORONEL Dent PM LAÉRCIO; o Presidente da OAB/SP, LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO; o Presidente da Associação dos Ex-Combatentes da Segunda Grande Guerra, seção de São Paulo, CORONEL Reformado do Exército, JAIRO JUNQUEIRA (é um dos homenageados com a Medalha “BATALHÃO DE EXPEDICIONÁRIOS PAULISTAS e vem acompanhado de uma dezenas de ex-combatentes da FEB, inclusive o MAJOR SAMUEL, nosso conhecido desde os tempos que comandei o 2º BPChq, única vez em que os combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, do Batalhão SUEZ e da Segunda Grande Guerra desfilaram no pátio desta Unidade, em maio de 1987). Outros oficiais reformados, da reserva e da ativa também estão presentes: CORONEL PM Ref OCTÁVIO GOMES DE OLIVEIRA, CORONEL PM Ref LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA, CORONEL PM Ref FERNANDO BALESTRERO FLÓRIO, CORONEL PM Res TOMAZ ALVES CANGERANA (Superintendente da Caixa Beneficente), CORONEL PM Ref MANOEL ABISSI NOGUEIRA (da COOPMIL), TENENTE-CORONEL PM RICARDO ANDRIOLI, TENENTE-CORONEL PM LIMA (Comandante do 18º BPMM – também comandou o 16º BPMM e foi quem recebeu o ALEXANDRE CASTILHO na tentativa de se montar o núcleo BUTANTÃ/MORUMBI da Sociedade Veteranos de 32-MMDC), CAPITÃO PM Deputado Estadual CONTE LOPES; MAJOR PM Deputado Estadual SÉRGIO OLÍMPIO; MAJOR PM MERLO (Comandante Interino do 3º BPChq).        
São horas mágicas que passamos nesta tarde nesta Unidade do coração. Apenas o horário não agrada muito. Quando vou embarcar na ARMÊNIA sou obrigado a entrar na segunda fila para não viajar de pé. O trânsito na VIA DUTRA é sobrecarregado e a demora para chegar em GUARULHOS é de quase duas horas.
Nesta noite, através “GRUPO BARRO BRANCO”, pela Internet, entre outras mensagens, recebo a seguinte:
PREZADOS AMIGOS
É COM PESAR QUE NOTICIO O FALECIMENTO DA Sra ANA MARIA, ESPOSA DO NOSSO AMIGO TURESSI;
O FALECIMENTO OCORREU NO HOSPITAL DA CRUZ AZUL E NÃO TENHO DETELHES SOBRE HORÁRIO E LOCAL DO VELÓRIO E SEPULTAMENTO.
O FALECIMENTO FOI POR VOLTA DAS 19:00H DE HOJE,
CEL.RES.LIMA JUNIOR.

Cerca de cem índios mantiveram o protesto em frente à sede da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), hoje, onde passaram a noite acampados. O grupo seguirá na Rua BENTO FREITAS, com o objetivo de pressionar o presidente da entidade, DANILO FORTE, a demitir o coordenador da FUNASA em São Paulo, RAZE REZEK. “Só saimos daqui com uma definição”, avisou o cacique guarani TIMÓTEO VERÁ.
Os índios ocuparam o prédio da FUNASA na terça-feira, dia 5, mas deixaram o local ontem, após serem informados de que a Justiça havia ordenado a reintegração de posse do prédio. Hoje, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) entregaram 110 marmitex aos índios.

O prefeito GILBERTO KASSAB sancionou, hoje, a lei que autoriza a Prefeitura a conceder a empresas privadas a revitalização da CRACOLÂNDIA. Segundo KASSAB, o próximo passo para retomada do projeto NOVA LUZ será a licitação para escolha do grupo que vai gerenciar o bairro, tendo como contrapartida o direito de construir e vender imóveis. Comerciantes da SANTA EFIGÊNIA prometem questionar a lei na Justiça, por considerá-la inconstitucional. Eles temem desapropriações. KASSAB também assinou a lei que permite a cessão de outros bairros.
Um grupo de moradores de uma favela em CIDADE TIRADENTES, zona leste da capital, confrontou a PM por quatro horas, ontem à noite. Eles interditaram várias ruas para protestar contra a retirada de 80 famílias de um terreno. Também incendiaram uma borracharia, carcaças de carros, e até um ônibus na Avenida dos Metalúrgicos. A PM foi até o local e dispersou a multidão com balas de borracha e bombas de efeito moral. Policiais foram alvo de pedras.

Deputados e técnicos do Conselho de Ética começaram hoje um movimento para tirar do deputado SÉRGIO MORAES a relatoria do processo contra EDMAR MOREIRA, suspeito de usar recursos de verba indenizatória em benefício próprio. Na quarta-feira o relator disse que MOREIRA não cometeu nenhuma irregularidade e abriu uma crise no conselho ao declarar que está se “lixando para a opinião pública”. Cinco conselheiros ouvidos pela reportagem consideraram insustentável a permanência de MORAES como relator. “Me parece que o deputado extrapolou. São declarações inoportunas, sem nenhum sentido. Realmente, a relatoria fica comprometida. É muito complicado. O relator e qualquer membro do Conselho de Ética não podem se expor ou antecipar o pensamento sobre o processo”, afirmou o deputado MOREIRA MENDES.

Sob protestos da oposição, o governo conseguiu aprovar, na CPI DOS GRAMPOS, na Câmara, relatório final que livrou de indiciamento o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) PAULO LACERDA, o ex-chefe da SATIAGRAHA, delegado PROTÓGENES QUEIROZ, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, GENERAL JORGE FÉLIX. Em votação relâmpago, o relatório da deputada IRINY LOPES foi aprovado hoje pela manhã. Dos principais personagens investigados pela comissão em 16 meses de funcionamento, apenas o banqueiro DANIEL DANTAS teve o pedido de indiciamento sugerido pela CPI.

O ministro da Saúde, JOSÉ GOMES TEMPORÃO, confirmou hoje os primeiros quatro casos de gripe suína no BRASIL. São dois de SÃO PAULO, um no RIO e um em MINAS. Todos contraíram a doença no exterior – três em viagem ao MÉXICO e um aos ESTADOS UNIDOS. Há 15 dias, o MÉXICO, país mais afetado pela doença, anunciou os primeiros casos e mortes provocados pelo vírus A (H1N1). Apenas o paciente do RIO está internado. Outros 93 casos suspeitos foram descartados e amostras de mais 15 pacientes estão em análise – os resultados poderão sair amanhã. TEMPORÃO disse que, no momento, não há evidência de circulação do vírus. Não houve registro de transmissão de uma pessoa para outra dentro do Pais. Todos os pacientes passam bem.

Nesta noite, a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) reabriu suas instalações paulistanas, no bairro dos CAMPOS ELÍSEOS, após reforma. Agora são seis espaços com programação regular de teatro, dança, artes visuais, música e oficinas culturais. Além da já conhecida SALA GUIOMAR NOVAES – destinada a espetáculos musicais – a FUNARTE ganhou duas salas para artes visuais, duas para artes cênicas – com arquibancadas pantográficas – e uma para realização de oficinas e ensaios de espetáculos.
A reabertura contou com a apresentação de espetáculo de dança – ABAÇAÍ, do BALÉ FLOCLÓRICO DE SÃO PAULO – a inauguração de uma exposição de arte – DA RUA: QUE PINTURA É ESSA? – e o show BALANGANDÃS, da cantora NÁ OZZETTI.

O astro do seriado “24 HORAS”, KIEFER SUTHERLAND, se entregou hoje à tarde à polícia de NOVA YORK, segundo o jornal “NEW YORK POST”. O ator, que interpreta o agente JACK BAUER, é acusado de dar uma cabeçada no estilista JACK McCOLLOUGH numa festa na segunda-feira, dia 4. SUTHERLAND já foi preso em 2007 por dirigir bêbado.

O governo do PAQUISTÃO ordenou às Forças Armadas a eliminação da milícia TALEBAN, dois dias após o começo da ofensiva militar que provoca um princípio de crise humanitária. Militares paquistaneses avançaram hoje no VALE DO SWAT e no distrito de BUNER, que foram tomados pelos milicianos talebans.

A explosão de uma motocicleta-bomba matou hoje 12 civis e deixou outros 35 feridos na Província de HELMAND, sul do AFEGANISTÃO. “Um suicida detonou a motocicleta perto de um comboio militar de GIRISHK”, disse DAUD AHMADI, porta-voz do governador da província. Ninguém assumiu a autoria do ataque, mas, segundo o governo, tudo leva a crer que ele foi cometido pelo TALEBAN. A explosão coincidiu com a visita a CABUL do secretário de Defesa dos EUA, ROBERT GATES, e com o bombardeio americano a civis na Província de FARAH, na segunda-feira, dia 4 de maio.  

2 010       :        -    SEXTA-FEIRA
O Comandante do 2º BPChq, TENENTE-CORONEL PM ALMIR RIBEIRO tem a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família para participar da Solenidade alusiva ao 76º Aniversário da Unidade e outorga da medalha “BATALHÃO DE EXPEDICIONÁRIOS PAULISTAS”, às personalidades que se destacaram no apoio a esta Organização Policial Militar.
SÃO PAULO 07 DE MAIO DE 2010
HORÁRIO: 10,00 HORAS
LOCAL DO EVENTO: RUA DR JORGE MIRANDA, 267 – LUZ – SÃO PAULO
Antes de sair de casa para assistir a solenidade do 76º Aniversário do 2º BPChq, vejo minhas mensagens pela Internet e também a publicação no Diário Oficial da transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM CARLOS ALBERTO PAFFETTI FANTINI, do CPI-5 (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO). Nasceu no dia 8 de dezembro de 1958. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇOES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1980; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1984; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 24 de maio de 1999; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2003.

Mais uma manhã de lembranças gostosas de minha vida profissional na Polícia Militar: o retorno a um batalhão que comandei em 26 de novembro de 1986 a 11 de março de 1988. Ontem, ao colocar no meu blog o 7 de maio, lembrava do único aniversário dessa Unidade, sob o meu comando, em 7 de maio de 1987. Hoje, ao chegar no batalhão aniversariante, vou encontrar os Coronéis PM Ref NEY VIEIRA DE ALMEIDA e ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, com suas esposas, dona NANCY e dona PASHA, respectivamente, que há 23 anos estavam juntos conosco naquele aniversário que trouxemos INEZITA BARROSO para cantar a Canção dos Expedicionários; o MONSENHOR PHEENEY para comandar o desfile das tropas dos veteranos de 1932, da 2ª Guerra Mundial e da Força de Paz que esteve em SUEZ; e também FRANCISCO EGYDIO, que cantou o “CREIO EM TI”. O CORONEL PM Ref RENATO CESAR MELO, presente hoje, era o meu MAJOR PM sub-cmt em 1987. CORONEL PM Res GÉRSON REZENDE e CORONEL PM Res SÍLVIO ROBERTO VILLAR DIAS também estão hoje neste evento. Em 1987 eram capitães.
Estão presentes: CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES (atual Sub-Cmt PM); CORONEL PM EDUARDO JOSÉ FELIX DE OLIVEIRA; CORONEL PM CARLOS BOTELHO LOURENÇO (ex-Cmt do 2º BPChq e atual Diretor Logístico); CORONEL PM DAVI NELSON ROSOLEN (Corregedor PM); CORONEL PM LUIZ PESCE DE ARRUDA (Cmt do CAES).
Vejo também: CORONEL PM Ref OCTAVIO GOMES DE OLIVEIRA, CORONEL PM Res JAIR PACA DE LIMA, CORONEL PM Ref DILTON CARVALHO DE SOUZA; CORONEL PM IVAN MARQUES DE OLIVEIRA; CORONEL PM Ref ANTÔNIO CHIARI; CORONEL PM Res JOSÉ ANTÔNIO DAVANZZO; TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA (atual comandante do 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”; TENENTE-CORONEL FLÁVIO JARI DEPIERI (CPChq); TENENTE-CORONEL PM MERLO (Cmt do 3º BPChq); TENENTE-CORONEL PM MARIA YAMAMUTI (Chefe da 5ª EM/PM); PMAJOR PM Mús RENATO (Cmt do Corpo Musical); CAPITÃO PM Mús NASCIMENTO e muitos outros oficiais cujos nomes me fogem no momento.          
O nosso deputado federal, CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA comparece ao 76º Aniversário do 2º BPChq prestigiando o evento.
CORONEL PM Ref NEY lembra de vários acontecimentos dos seus quatro anos de comando desta Unidade. O único colega de turma presente é o ALUÍZIO e podemos relembrar momentos importantíssimos de nossos tempos na Força Pública e depois Polícia Militar.
Aproveito a presença do Sub-Cmt PM e da Chefe da 5ª EM-PM para relembrar de e-mails que mandei para o Quartel do Comando Geral comunicando uma exposição de peças inéditas de 1932, que pretendemos realizar em 23 de maio. O CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES aceita a realização da exposição e coloca a PM para nos auxiliar no que for possível.
Também converso com o TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS ARTÊNCIO, atual Chefe do Serviço de Obras da PM. Ele está sabendo da problemática do cinerário que precisa ser construído no Monumento-Mausoléu. Estudos estão sendo feitos por firmas especializadas nisso.  
Após a solenidade, vou me reunir com os coronéis OCTÁVIO GOMES DE OLIVEIRA e DILTON CARVALHO DE SOUZA, na sala de Comando. O OCTÁVIO relembra momentos da vida de cadete e de vários acontecimentos durante sua trajetória na PM. Ele sempre gostou de história e colaborou muito para as memórias da nossa Corporação.
Deixo o 2º BPChq depois do meio-dia. Almoço com vários oficiais na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP.
Recebo um telefonema eufórico da LUCINDA. Ela acaba de receber o presente do “DIA DAS MÃES”, uma TV de 42 polegadas. Agradece a surpresa que a deixou sem ação quando o caminhão de entrega da EXTRA chegou no portão de casa. A MARLENE estava avisada da chegada do presente e conserta a situação inusitada, pois a LUCINDA queria dispensar a entrega da TV, julgando ser engano. 
Nesta sexta-feira, pela Internet, recebo várias mensagens. Entre elas a que ainda fala do falecido CLÉLIO.
Meu caro Irmão D'Armas JOÃO GUIMARÃES SOBRINHO,
Guardo na minha lembrança a marcante presença do CLELIO com quem tive oportunidade de conviver no então CFA. Recordações do jeito de "vibrador aguerrido" que tinha e lembranças dos 'rachas' no futebol que fazíamos com certa frequência. Um autêntico GAÙCHO.
Aceito esses fenômenos como desígnios de DEUS. Tudo tem um preço, está no dito popular, e o preço de quem permanece por aqui vivendo por um longo tempo é ver a partida dos entes queridos, dos amigos e familiares.
Porque isso acontece é o grande mistério, mas todos nós temos a nossa missão, a nossa trajetória, onde nos cabe aprender e nos aprimorar e também passar o que sabemos aos que nos seguem até que chegue a hora da nossa partida, o que é uma certeza, pois ela chegará. Eu, até chegar lá, agradeço cada instante que me é dado para viver por aqui. Nossos rogos para que a DIVINA PROVIDENCIA acolha o nosso inesquecível companheiro com todos os seus méritos. Receba o meu solidário e fraternal abraço. Tognetti
----- Original Message -----
From: Joao
To: GrupoBarroBranco@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, May 07, 2010 4:23 PM
Subject: *GBB/ FALECIMENTO DO CAP PM RESERV CLÉLIO
CARO COMPANHEIRO E IRMÃO DO GBB TOGNETTI
É COM PROFUNDO PESAR QUE RECEBO A NOTÍCIA DO FALECIMENTO DE UM COMPANHEIRO TÃO QUERIDO COMO FOI O CLÉLIO. CONVIVI COM ELE POR MUITO TEMPO. NÓS NOS CONHECEMOS NO CFA NO INÍCIO DE 1958 QUANDO FOMOS COLEGAS DE TURMA DO CURSO DE SGTS DAQUELE ANO. FORMÁVAMOS JUNTO COM O FÉLIX A TESTA DO PEL. APÓS O TÉRMINO DO CURSO AMBOS FICAMOS CLASSIFICADOS NO CFA. SERVIMOS POR CERCA DE SETE ANOS NAQUELA ANTIGA UNIDADE. EM 1966 FUI CLASSIFICADO NO QG POR EFEITO DE PROMOÇÃO A 1º SGT. TIVEMOS ALGUNS ENCONTROS CASUAIS ATÉ 1973 QUANDO FUI DESIGNADO PARA A FLORESTAL EM RIBEIRÃO PRETO. UM FATO FANTÁSTICO É QUE AS LEMBRANÇAS DA ÉPOCA DA NOSSA JUVENTUDE PERMANECEM VIVAS, COMO SE TUDO TIVESSE ACONTECIDO DIAS ATRÁS. RECENTEMENTE ENCAMINHEI UMA FOTO DO DESFILE DA E. S. EM 15-09-58, AO CEL SALMON, FILHO DE OUTRO COMPANHEIRO INESQUECÍVEL, O SAMUEL (TAMBEM DA MESMA TURMA), ONDE SE VÊ SAMUEL E CLÉLIO(ESTE CONDUZINDO O FANHÃO DA CIA). ESTOU COMEÇANDO A ME SENTIR MEIO PERDIDO NESTE MUNDO DE HOJE. MINHAS REFERÊNCIAS ESTÃO DESAPARECENDO.
UM ABRAÇO, HOJE TRISTONHO, DO VELHO COMPANHEIRO
GUIMARÃES SOBRINHO

CARÍSSIMA CAMILA
O nome do Comandante do 12º BPMM é TENENTE-CORONEL PM IVO FETT DE OLIVEIRA. O major estava dispensado porque trabalhou a noite toda. O Cmt está sabendo da visita de vocês ao Monumento-Mausoléu amanhã à tarde. Qualquer impecilho ligue imediatamente para minha casa pelo 2441 3821. Sempre há um espírito de porco para complicar as coisas e estou muito acostumado com isso.
Agora o nosso problema é divulgar apenas, e de maneira exaustiva, até para Universidades se vocês conseguirem. Uma delas é a UNINOVE que já trabalhou conosco em anos passados e com real sucesso. Jornais também é uma boa medida. Não importa se houver duplicidade de informações. Hoje, por exemplo, procurei colocar o convite do dia 25 na intranet da polícia militar. Algumas universidades também têm sua intranet, como é o caso da UNINOVE, da UNIFEST e quase todas as outras. Não importa se irão comparecer ou não. O importante é a divulgação do acontecimento.
A CECÍLIA ficou de passar para todos os 55 vereadores. Irei transmitir a ela o convite, mas isso não invalida as suas conversações com ela. Até reforçam.
Transmita ao RICARDO a minha grande satisfação pela beleza do convite. Não esperava tanto. Estou orgulhoso do trabalho de vocês, ou melhor, o MMDC está orgulhoso.   
Em 7 de maio de 2010 18:58, Camila Giudice

Olá, Cel. Ventura!
Boa Noite! Como está?
Parabéns pela conquista! Ficamos muito contentes em saber que será realizado o Evento.
Amanhã, iremos ao Mausoléu para fazer um melhor planejamento das ações.
O folder também já está bem encaminhado e mandei para o Ricardo os logos certos e ele vai corrigir e na segunda de manhã tudo já será encaminhado para que os folders estejam impressos até o final da semana.
Falei com a nora do Moisés hoje, pedi novamente para que envie o currículo, mas ela disse que vai conversar com ele a respeito no Sábado e me dará a resposta.. Já expliquei para ela sobre a urgência.
Na Segunda-Feira entrarei em contato com o pessoal da PM para já fazer o fechamento das necessidades do evento.
Também vou retornar o contato ao Junqueira sobre os Escoteiros.
Quanto aos convites do dia 25, o Sr. enviou para aquela lista da Câmara? Se quiser posso lhe ajudar com isso.
Na terça feira, dia 11, irei a tarde na Sociedade para conversarmos e ver a lista de convidados.
Precisa de mais alguma coisa?
Referente ao dia 25/05 estamos com alguma pendência da programação?
Acredito que estamos com um bom andamento das coisas.
Fico a disposição!
Abraços!
Camila

Cel. Ventura!
Muito obrigada! Faço com paixão e sempre que puder estarei ao lado de vocês. Acredito que devemos muito àqueles que se sacrificaram com muita honra por nós, e não é certo deixar que toda uma luta por um ideal passe em vão. Todos desde os que estiveram na época e os atuais que fazem prevalecer a paixão e a memória merecem nosso respeito, e me sinto muito feliz e realizada de fazer parte de uma coisa tão grande! Devo agradecer muito a oportunidade que me foi dada e espero fazer meu melhor cada vez mais. E é com muita gratidão que recebo o carinho de saber que meu trabalho é bem vindo.
Acho muito bacana justamente nessa época, de como as coisas se tornam mais fortes e começam a se juntar, e cada vez mais aparecem pessoas dispostas a dar uma contribuição. Todas serão válidas. Estou pensando em algumas estratégias para divulgar melhor.
Tentei entrar em contato com o jornal Metro, mas eles não tem uma linha direta, somente para anúncios comerciais, e vi que eles são da Band. Vou estudar melhor como falar lá,.mas ainda tenho alguns contatos que acredito que me serão bom facilitadores na divulgação.
Abraços!
Camila

Caros,
Boa Noite!
Já havia fechado o computador e vieram algumas frases na minha mente que se formaram em um poema...não sou nenhuma escritora, mas acho que o resultado ficou interessante...envio em homenagem à Sociedade, e quando o leio, penso na voz e a emoção de Paulo Bomfim se o declamasse:
Título: "Sociedade de 32"
"Este é o front do presente,
Que luta pelo resgate do passado,
Se hoje estamos nessa luta,
É por nossos heróis que clamam ser lembrados!
Eles morreram jovens para viver para sempre!
Estão a vibrar com seus atos declamados!
Por isto esse front não se rendeu,
E luta cada dia com mais soldados!
Todos em única missão,
De colocar pão nos bornais vazios,
E de munir vossos fuzis!
E vamos girar a nossa matraca!
Pois esse front não irá se render,
Vamos lutar até tombar!
Para que possamos declarar o verdadeiro amor
de um Paulista apaixonado!"
Por: Camila Giudice (08/05/2010)

Um policial militar foi morto durante tiroteio após perseguir dois ladrões que haviam roubado as bolsas de sua noiva e de outras duas pedestres na região do SACOMÃ, zona sul da capital, ontem à noite. Um dos ladrões, EVALDO SANTOS ROCHA, morreu trocando tiros com outra equipe da PM, que cercou um córrego onde o criminoso havia se escondido. O comparsa escapou. O PM ADEMILSON MARTINS DE SOUZA, de 35 anos, levou um tiro debaixo da axila, fora da área protegida pelo colete à prova de balas. O soldado e uma colega da 4ª Companhia do 46º Batalhão, patrulhavam a região e conseguiram localizar os criminosos na Rua 25 de Julho. Na fuga, a moto dos bandidos bateu de frente com um ônibus intermunicipal na esquina com a Rua PROFESSOR SYLLA MATTOS. Os marginais correram e direção ao córrego, na Rua CACHOEIRA DOURADA, deixando para trás as bolsas roubadas. O casal de soldados desceu da viatura e continuou a perseguição a pé. O garupa da moto, que já tinha atirado antes na direção dos PMs, conseguiu escapar subindo uma das ruas. EVALDO se escondeu dentro do córrego. ADEMILSON foi atrás do criminoso e levou um tiro. A parceira dele solicitou reforço e o local foi cercado por uma equipe da Força Tática. O helicóptero ÁGUIA da PM sobrevoou a região, iluminando o córrego para localizar o criminoso. Descoberto, EVALDO voltou a trocar tiros e acabou baleado no revide.
O soldado morreu após dar entrada no Hospital do SESI e o assaltante, no PS de HELIÓPOLIS.

O advogado JAIR LEITE PEREIRA entrou, no início da tarde, com o pedido de hábeas corpus para a procuradora aposentada VERA LÚCIA GOMES, denunciada por tortura contra uma menina de 2 anos que tentava adotar. Desde quarta-feira, quando a Justiça decretou a prisão preventiva da procuradora, a polícia fez buscas na residência dela, em IPANEMA, e em BÚZIOS, onde ela possui casa de veraneio. Em VITÓRIA (ES), agentes receberam uma denúncia anônima e também checaram informações, mas não encontraram VERA LÚCIA. Para a polícia, a procuradora aposentada é considerada foragida.

Encarregado de coordenar as ações federais de combata à lavagem de dinheiro, o secretário nacional de Justiça, ROMEU TUMA JÚNIOR, foi gravado pela Polícia Federal tentando evitar um flagrante no aeroporto de GUARULHOS que levou à detenção de sete pessoas e à apreensão de 160 mil dólares que estariam sendo levados ilegalmente para DUBAI.

A Polícia Federal indiciou hoje o empresário FERNANDO SARNEY, filho do presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, pelo crime de evasão de divisas. Ano passado, ele já havia sido indiciado por formação de quadrilha, gestão de instituição financeira irregular, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Quando o caçula, entre quatro filhos, chegou aos 10 anos, ISMEIA DE MORAES NEPOMUCENO avisou para o marido: “Acho que os meninos não precisam mais de mim. Agora, basta supervisionar.”
Tornou-se professora. Depois de ensinar em algumas escolas, passou a lecionar no Parquinho da Praça BUENOS AIRES – onde virou diretora e trabalhou por 25 anos.
Mas ISMEIA achava que o lugar precisava de um nome próprio e se mobilizou para batizar a escola de MONTEIRO LOBATO. Como também pintava desde menina, ficou responsável pelas figuras de EMÍLIA e VISCONDE DE SABUGOSA que decoram o lugar. ISMEIA faleceu hoje aos 91 anos. 

Uma bolsa térmica na qual se supunha conter uma bomba – mas que na realidade estava cheia de garrafas d´água – voltou hoje a causar pânico na TIMES SQUARE, em NOVA YORK. Uma ampla região entre as ruas 44 e 47 foi esvaziada pela polícia local em questão de minutos e o tráfego de veículos foi interrompido. Carros e furgões da polícia, agentes de segurança a cavalo e ambulâncias tomaram a área. Foi a segunda operação de segurança desse tipo realizada nas proximidades da TIMES SQUARE por temor de um atentado terrorista.

2 011    :       -    SÁBADO
Um sábado para me dedicar aos meus arquivos. Estão atrasados, como sempre. A semana que está terminando reservou alguns trabalhos importantes na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, como a preparação para solenidades em CAÇAPAVA, no dia 12 e em SÃO MIGUEL PAULISTA, onde se pensa em ressuscitar um núcleo que existiu e que não teve continuidade por falta de habilidade política do CAPITÃO PM ALEXANDRE. Este, recentemente, solicitou desligamento da Sociedade. Não podemos esquecer de uma palestra que farei aos alunos-oficiais na segunda-feira, dia 9.

O OESTE derrotou a PONTE PRETA por 3 a 0 hoje, em ITÁPOLIS, e conquistou o título do Torneio do Interior do Campeonato Paulista. No primeiro duelo, em CAMPINAS, a MACACA havia vencido por 2 a 1. Na partida de hoje, disputada no Estádio dos AMAROS, o placar só foi movimentado no segundo tempo. ANSELMO RAMON abriu o placar logo aos dois minutos e voltou a balançar as redes aos 23. O resultado já garantia o troféu ao OESTE, mas, para completar a festa da torcida local, FERNANDINHO marcou o terceiro aos 47.

SEBASTIAN VETTEL não havia treinado ontem. Bateu o carro pela manhã, com pista molhada, e ficou vendo os outros carros pela TV, enquanto os mecânicos consertavam o estrago. No fim do dia, disse que não estava preocupado se brigaria pela ponta amanhã.
Hoje, o alemão da RED BULL conquistou sua quarta pole na temporada, quinta seguida (fez a última de 2010 também) e 19ª na carreira. Com mais uma, entra na lista dos dez que mais largaram na frente em todos os tempos. Parte na frente amanhã, no GP DA TURQUIA, quarta etapa do MUNDIAL DE FÓRMULA 1, com enormes chances de vencer a terceira no ano. MARK WEBBER sairá em segundo; NICO ROSBERG em terceiro; LEWIS HAMILTON em quarto; FERNANDO ALONSO em quinto. FELIPE MASSA somente sairá na décima posição, com RUBENS BARRICHELLO em décimo-primeiro.     

Faleceu o médico LÍDIO DE TOLEDO, aos 78 anos, no Hospital SAMARITANO, no RIO DE JANEIRO. O lateral-esquerdo BRANCO estava com dor nas costas e teria de ser cortado da seleção brasileira de futebol que iria disputar a COPA DO MUNDO de 1994, nos EUA. O médico LÍDIO TOLEDO não deixou. “Eu recupero ele. Assumo a responsabilidade”, garantiu o homem que foi o responsável pela saúde dos jogadores brasileiros nas COPAS de 1970, 74, 78, 90, 94 e 98. Dito e feito. E BRANCO foi o autor do gol decisivo nos 3 a 3 contra a HOLANDA que classificou o BRASIL para a semifinal, rumo ao tetra-campeonato de 1994. Em 1970, ele já havia sido o médico do tricampeonato, no MÉXICO. Em 1998, houve ainda o polêmico corte de ROMÁRIO. Dr LÍDIO tentou mantê-lo no time até o final, mas uma lesão na panturrilha direita, na véspera da COPA, o tirou da seleção. ROMARIO reclamou, muita gente criticou o médico, mas o baixinho, que voltaria a jogar pelo FLAMENGO antes do final da COPA, acabou se machucando novamente. Dr LÍDIO estava certo. Mas 98 teve uma polêmica maior, o craque RONALDO sofreu uma convulsão antes da final em PARIS, contra a equipe da FRANÇA, mas, atendendo pedido do jogador, Dr LÍDIO autorizou a entrar em campo. O craque acabou jogando mal e a derrota humilhou nossa seleção. Perdemos por 3 a 0. O ortopedista também trabalhou nos clubes cariocas BOTAFOGO e VASCO. Vítima de problemas cardíacos e insuficiência renal, Dr LÍDIO chegou a enfrentar quatro hemodiálises por semana. O enterro está previsto para amanhã à tarde no cemitério SÃO JOÃO BATISTA.  

Um grande concerto para funcionários e convidados transmitido pelo YOUTUBE. FACEBOOK e TWITTER foi a maneira que a COCA-COLA encontrou para comemorar o aniversário de 125 anos da bebida. Apresentado por RYAN SEACREST,  show aconteceu hoje em ATLANTA e contou com apresentações de músicos da SOMÁLIA, NOVA ZELÂNDIA, REINO UNIDO e ESTADOS UNIDOS e participação especial de KELLY CLARKSON, vencedora do “AMERICAN IDOL” e do prêmio GRAMMY. Ainda como parte da festa, a empresa faz ações localizadas onde a bebida é vendida. Na RÚSSIA, haverá uma exposição sobre a história da marca; no VIETNÃ e no QUÊNIA, serão criados programas de sustentabilidade; no BRASIL, cartões postais com mensagens de alegria serão distribuídos. Nas gôndolas, uma nova embalagem para a garrafa de 1,25 litro vai surpreender consumidores e ainda será lançado um livro com anúncios e fotografias, que poderá ser lido no iPad. Um grande avanço para a bebida, que começou a ser vendida dentro de uma farmácia no século 19 por US$0,05.
O mundo ferfilhava em 1886. O engenheiro alemão KARL BENZ criava e patenteava o primeiro carro movido a gasolina para a MERCEDES BENZ. O empresário americano GEORGE EASTMAN trabalhava em uma máquina que iria revolucionar o mundo da fotografia e do cinema, a câmera portátil KODAK, com filme. E na cidade de ATLANTA, no Estado da GEÓRGIA, um manipulador de fórmulas medicinais pesquisava uma solução para amenizar a dor de cabeça.
O farmacêutico JOHN PEMBERTON misturou extrato de noz-de-cola, estimulante com alto teor de cafeína, e também extrato de folhas de coca. Levou a mistura para a JACOB´S PHARMACY (farmácia do JACOB), onde o xarope, misturado à água gasosa, foi oferecidos aos clientes, que consideraram a bebida muito especial. Batizada de COCA-COLA, com o nome escrito à mão, a bebida atravessou décadas e sua história é uma verdadeira lição de como sobreviver no voraz mundo empresarial, fazer uma marca durar por mais de um século com produtos diversificados e conquistar gerações diferentes. (O DIÁRIO DEZ número 186, de 8 a 14 de maio de 2011, publica toda a história da COCA-COLA).

Como o mundo de tênis esperava desde o início da semana, o MASTERS 1000 DE MADRI terá uma final revestida de toda a lógica, entre o primeiro e o segundo do ranking mundial: RAFAEL NADAL contra NOVAK DJOKOVIC. Mas o brasileiro THOMAZ BELLUCCI chegou a criar a possibilidade de um cenário alternativo no complexo esportivo CAIXA MÁGICA. E o que poderia ser considerado devaneio tempos atrás assumiu ares de realidade hoje.
O canhoto de 23 anos venceu o primeiro set por 6/4 e chegou a liderar o segundo por 3 a 1. DJOKOVIC, que não sabe o que é perder este ano e já enfileira 31 vitórias consecutivas, foi jogado contra as cordas. BELLUCCI, montado sobre uma confiança gigantesca, foi arriscando golpes cada vez mais ousados e belos. Num deles, no fatídico sexto game, errou por pouco. O número 2 aproveitou cada palmo de terreno cedido, reuniu suas forças e continuou combatendo. BELLUCCI cometeu pequenos vacilos. Foi o que bastou para “DJOKO” devolver a quebra e crescer como uma besta ferida. Com todo o esforço possível, DJOKOVIC venceu a partida.
Na outra semifinal também deu a lógica. RAFAEL NADAL bateu ROGER FEDERER. Em 24 duelos entre o primeiro e o terceiro do ranking, o espanhol levou a melhor em 16. No saibro, esse placar está 11 a 2.
Na versão feminina, a bielo-russa VICTORIA AZARENKA vai decidir o título com a checa PETRA KVITOVA.   

Os contornos sectários do conflito na SÍRIA acentuaram-se hoje, quando o Exército invadiu com tanques a cidade de BANIAS, na costa oeste do país, e avançou sobre três bairros habitados pela maioria sunita, preservando áreas da minoria alauíta, à qual pertence o ditador BASHAR ASSAD.
Segundo um ativista, os soldados abriram fogo contra uma pequena passeata só de mulheres na estrada costeira que liga BANIAS ao povoado de MARQAB, matando três delas. Além dos tanques, há disparos de artilharia pesada na cidade de 50 mil habitantes e embarcações da Marinha Síria no litoral. O Exército estaria ocupando o centro de BANIAS, mas forças especiais teriam sido enviadas às áreas sunitas.
A entidade de direitos humanos SAWASIAH contabiliza 800 mortes desde o início dos protestos, há sete semanas. 

2 012     :       -       SEGUNDA-FEIRA
O Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado BARROS MUNHOZ, sentir-se-á honrado com sua presença na Sessão Solene com a finalidade de homenagear os Heróis da Força Expedicionária Brasileira que, por solicitação do nobre Deputado OLÍMPIO GOMES, será realizada em 7 de maio de 2012, às 10 horas, no Plenário “Presidente JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA”.
LOCAL: PALÁCIO 9 DE JULHO – AVENIDA PEDRO ÁLVARES CABRAL, 201 –IBIRAPUERA – SÃO PAULO – SP.
Com idéia de ir até a Assembléia Legislativa nesta manhã, levanto um pouco depois das 6 horas. Ainda trabalho durante um certo tempo no computador, colocando dados em 7 de maio, atualizando esta segunda-feira.
Viajando de ônibus até a estação do metrô TIETÊ; de metrô até a SÉ e novamente de ônibus (CHÁCARA SANTANA) vou alcançar o IBIRAPUERA. Na Assembléia Legislativa encontro o TENENTE-CORONEL PM BORTOLETTO, o MAJOR PM GASPARIAN, o CAPITÃO JOSELITO e o CAPITÃO PM HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS. Mais tarde é que percebo que na Mesa de trabalhos estão: DEPUTADO ESTADUAL MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO (na presidência da Mesa); CORONEL PM MORETTI. CORONEL JAIRO JUNQUEIRA DA SILVA (Presidente da Associação dos Expedicionários da 2ª Guerra Mundial, Seção de São Paulo). Ainda vejo na Assembléia as irmãs MARIA DE LURDES e ALZIRA WOLFF; CORONEL ARY CANAVÓ, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, CORONEL PM ADRIANO TELHADA, AMADO RÚBIO, ALFREDO PIRES e outras pessoas conhecidas, cujos nomes me fogem no momento. O CAPITÃO PM HELIO TENÓRIO DOS SANTOS, que pertenceu à Força de Paz da ONU, faz uso da palavra, enaltecendo o “DIA DA VITÓRIA”, a ser comemorado amanhã. Nosso associado PEDRO PAULO PENNA TRINDADE declama a BALADA DO SOLDADO BATISTA, de CECÍLIA MEIRFELES; é apresentado um documentário sobre a TOMADA DE MONTE CASTELO. Entrega-se o Diploma de Reconhecimento da Assembléia Legislativa “pos mortem” a familiares dos ex-expedicionários ANTÔNIO BRANDT CORREIA e MÁRIO PAES GOMES. Também recebem o Diploma de Reconhecimento: JAIRO JUNQUEIRA DA SILVA FILHO, MANUEL CAMARGO NETO, SILVINO BARBOSA DE MOURA, RÔMULO FLÁVIO MACHADO, MAJOR SAMUEL SILVA, ANTONTIO CHUKAKI, CORONEL JAIRO JUNQUEIRA. O CORONEL PM ADRIANO TELHADA é autor de um livro que trata da 2ª Guerra Mundial e faz uso da palavra. Dona DULCE MOLINARI DA SILVA, esposa do MAJOR SAMUEL SILVA, fala, comovida, do marido que esteve na guerra. RICARDO VIANA canta “MIA GIOCONDA” e o CORONEL JAIRO JUNQUEIRA, atual presidente da Associação dos Expedicionários da 2ª Guerra Mundial, setor de SÃO PAULO, também se expressa sobre o DIA DA VITÓRIA.
Encerrada a sessão solene permaneço durante um bom tempo na Assembléia. Ainda tomo um café com LEONEL AGUIAR, Presidente da ORDEM DOS PARLAMENTARES DO ESTADO DE SÃO PAULO e SILAS EDUARDO INKE, que também pertence à OPESP. Acabo regressando com eles para o centro da cidade. Pouca coisa posso fazer hoje no MMDC. Nossa funcionária MARINEI está atrapalhada por causa da situação delicada em que se encontra seu sogro. Procuro acertar detalhes das próximas atuações nossa nos eventos marcados para maio. Está confusa a situação da solenidade de BURI. Não pode ser mais em 10 de julho e ainda não temos confirmação de quando será levada a efeito em junho. Depende de um contato de um deputado estadual – GIRIBONI – com o governador GERALDO ALCKMIN. Também não está acertada a publicação do Decreto de criação do COLAR DA VITÓRIA.     

As aulas do professor FLÁVIO DI GIORGI eram mais do que um momento de aprendizado sobre língua portuguesa e literatura. Para os alunos do Colégio SANTA CRUZ, na zona oeste da capital, eram a hora de um mergulho apaixonado no idioma, com passeios fundamentais na arte da poesia, mas também nos vários campos do saber humano, principalmente a filosofia. Não à toa. DI GIORGI se tornou referência para alunos em formação nos anos 1970 e 1980, época em que os estudantes se impressionavam com o conhecimento acadêmico e também autodidata do professor. Uma bagagem cultural que permitia que declamasse sem o texto as 34 estrofes do poema “NAVIO NEGREIRO”, de CASTRO ALVES, e dominasse idiomas como grego, inglês, latim, russo e alemão, entre outros. A paixão pela poesia era tanta que ex-alunos o incentivavam a gravar o CD de poemas declamados “EMOÇÃO DECLAMADA: UMA GRATA VISITA”, lançado em 2002, na comemoração dos 50 anos do Colégio SANTA CRUZ, onde DI GIORGI lecionou de 1966 a 2003. Formado em letras pela USP em 1954, ele também deu aula no curso de jornalismo da PUC-SP nos anos 1980, onde também conquistou a admiração dos alunos. Há cerca de 20 anos, DI GIORGI diminuiu o ritmo de aulas devido a seqüelas da cirurgia que fez para tirar um tumor cerebral, mas jamais se afastou da sala de aulas e das palestras. Ele morreu nesta segunda-feira, aos 79 anos, em razão de uma parada cardíaca.

O gosto pelo trabalho no rádio surgiu antes mesmo de EURÍPEDES APOLINÁRIO conhecer um microfone. Ainda criança, o garoto que vivia com a família numa fazenda em FRANCA,a 416 km da capital, amarrava uma latinha a um cabo de vassoura e imitava JOSÉ ROSA, locutor da Rádio NACIONAL e um dos ídolos na época. “Com uns 7 anos eu fazia o ZÉ ROSA apresentando o TONICO e TINOCO, que eu também adorava”, disse EURÍPEDES em uma entrevista sobre sua vida e carreira. Animado pela paixão que nutria pela dupla sertaneja, EURÍPEDES pensou em tentar a sorte como músico, mas logo desistiu pela falta de jeito com a viola. Em seguida, ele descobriu a facilidade que tinha como comunicador e decidiu que o rádio seria seu meio de vida. Estreou em 1970 na Rádio CRUL HERTZ de FRANCA – sua cidade natal – com o programa “COISAS DO NOSSO BRASIL”, voltado para a música popular brasileira e inspirado no sucesso que MORAES SARMENTO fazia na Rádio BANDEIRANTES. A carreira deslanchou em ‘970, quando EURÍPEDES se mudou para RIBEIRÃO PRETO e criou seu próprio estilo na Rádio CULTURA de RIBEIRÃO. Investiu o talento nos programas de música sertaneja e na participação em eventos do gênero. Em pouco tempo, ele se tornou referência na região, levando seu sucesso para a Rádio 79 AM. No dia 3 de maio EURÍPEDES passou mal e foi internado no Hospital das Clínicas de RIBEIRÃO PRETO, onde morreu nesta segunda-feira, aos 66 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral hemorrágico. Ele deixa a mulher, LINA DORNELLA e um filho, o médico TIAGO DORNELLA APOLINÁRIO. EURÍPEDES nasceu em 3 de outubro de 1945.

Durante toda a vida, JOSÉ MATHEUS NETO contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da cidade de BOTUCATU, a 230 km da capital. Ele foi o fundador do 2º Cartório de Registro Civil da cidade e um dos principais oficiais de registro de BOTUCATU. Acompanhando as vendas e compras de terrenos, contratos comerciais e sociedades, o oficial testemunhou e deu fé ao crescimento econômico da região. Ao mesmo tempo, a família de JOSÉ MATHEUS também cresceu e progrediu, sempre ao lado da companheira MARIA BURIN, que foi sua colega de trabalho. Foram cinco filhos e nove netos. JOSÉ faleceu hoje, dia 7 de maio. Nasceu em 1932.

A paixão pelo futebol sempre esteve na vida do ex-presidente do SANTA CRUZ, ANTÔNIO LUIZ NETO, 101 anos (nasceu em 1911). O jogador ficou famoso no clube na década de 1930. Internado no Hospital JAYME DA FONTE, no RECIFE (PE), ele assistiu a partida entre SANTA CRUZ e SPORT, no último domingo. Segundo a sua filha, ALINE CERQUEIRA, o ex-jogador estava internado, mas lúcido. ANTÔNIO morreu nesta segunda-feira devido a uma infecção pulmonar. Seu corpo foi sepultado no mesmo dia no Cemitério MORADA DA PAZ, em PAULISTA (PE).

Recém-casado, aos 22 anos de idade, o jovem ISAIAS HERMÍNIO ROMANA trocou a cidade natal, PIRACICABA, por SANTA BÁRBARA D´OESTE. Para se estabelecer no novo município, ele e a esposa IGNEZ decidiram vender todos os móveis e presentes de casamento para montar uma pequena oficina mecânica. ISAIAS tinha muito jeito com carros e em pouco tempo, a oficina prosperou, a freguesia cresceu e eles puderam comprar um mobiliário novo para o lar. “Ele sempre foi muito perseverante e decidido. Quando dizia que faria alguma coisa, ia lá e fazia. Dessa forma corajosa, ele venceu muitos obstáculos”., disse o historiador ANTÔNIO ANGOLINI, da FUNDAÇÃO ROMI, amigo de ISAIAS há mais de cinco décadas. Muito religioso, o mecânico trocou o catolicismo pela Igreja Batista e foi um membro ativo da comunidade. Ele deu aula na Escola Bíblica Dominical e foi tesoureiro e diácono da primeira Igreja Batista de SANTA BÁRBARA D´OESTE. Muito querido entre os moradores, venceu a eleição para vereador e por duas vezes foi eleito prefeito da cidade. Em 1968 criou a Feira Agro-Científica, que até hoje é referência no Estado. Foi responsável pela construção de aproximadamente quatro mil casas populares na cidade, negociando diretamente com os governadores MALUF e QUÉRCIA. “Ele brigava muito pela cidade. Ficava no pé do governador até conseguir as melhorias que queria”, disse ANGOLINI. ISAIAS fundou e foi presidente da APAE do município. O ex-prefeito morreu hoje, dia 7 de maio, aos 85 anos, vítima de um terceiro AVC. Nasceu em 1927.   

O governo americano revelou hoje ter impedido um atentado da AL-QAEDA na Península Arábica contra um avião de uma companhia comercial que seguia para os ESTADOS UNIDOS no dia 1º de maio, quando se completou um ano da morte do terrorista saudita OSAMA BIN LADEN. Segundo o PENTÁGONO, o explosivo seria escondido em roupas íntimas de um homem-bomba e era uma versão mais sofisticada do artefato usado pelo nigeriano UMAR FAROUK ABDULMUTALLAB, em um atentado frustrado no Natal de 2009, em um voo que ia de AMSTERDÃ para o Estado americano de DETROIT. O terrorista teria sido recrutado pela franquia da AL-QAEDA no IÊMEN e o explosivo teria sido fabricado por IBRAHIM HASSAN AL-ASIRI, que preparou a bomba usada por ABDULMUTALLAB. De acordo com o FBI, o explosivo foi apreendido com a ajuda de agências de segurança no “estrangeiro”. Ele não deu detalhes sobre sua procedência, mas assegurou que “nunca representou uma ameaça para a segurança pública”. O presidente BARACK OBAMA foi informado em abril sobre o plano terrorista pelo chefe antiterrorismo da Casa Branca, JOHN BRENNAN, e recebeu relatórios periódicos de sua equipe de segurança. Um funcionário de alto escalão do serviço de segurança disse que não está claro se existem mais explosivos. “Se eles fabricaram um podem ter fabricado outros”, disse o funcionário, que pediu para não ser identificado. “Essa é a parte assustadora”, acrescentou. O Departamento de Segurança Interna informou, em um comunicado, que está adotando uma serie de medidas para impedir atentados.

Depois da festa, a dura realidade política e econômica. O presidente eleito da FRANÇA, FRANÇOIS HOLLANDE, enfrentou hoje o primeiro atrito diplomático com o governo da ALEMANHA, que mandou recado via imprensa sobre sua recusa em renegociar o tratado de estabilidade fiscal da EUROPA. O aviso de BERLIM foi dado no momento em que cresce a pressão no bloco pela adoção de políticas de crescimento que complementem a austeridade defendida por ANGELA MERKEL. A controvérsia com o governo alemão ocorreu ainda cedo, quando HOLLANDE chegou a seu escritório, no centro de PARIS, ostentando olheiras no rosto, depois da maratona do histórico 6 de maio. Jornais de toda a EUROPA trouxeram em reportagens de capa a mensagem enviada pelo presidente eleito em seu discurso de vitória em TULLE, quando o socialista prometeu “dar à construção européia uma dimensão de crescimento, de emprego, de prosperidade e de futuro” e enfrentar a austeridade, que “não pode mais ser uma fatalidade”. A resposta de BERLIM veio no início da manhã, por intermédio do porta-voz do governo, STEFFEN SEIBERT. Recusando o “crescimento por déficit” e enfatizando a necessidade de “reformas estruturais”, o Executivo alemão afirmou que ‘não é possível renegociar o pacto fiscal’, ‘assinado por 25 dos 27 países da UNIÃO EUROPÉIA’. HOLLANDE não respondeu às afirmações. Mas, em entrevista concedida na sexta-feira e publicada hoje pela revista eletrônica SLATE.FR, o presidente eleito deu a tônica de firmeza com que pretende dialogar com a ALEMANHA de MERKEL. “(Os alemães) não podem pôr dois cadeados de uma só vez: um sobre eurobônus, outro sobre o financiamento direto das dívídas pelo Banco Central Europeu”.

VLADIMIR PUTIN celebrou hoje sua terceira cerimônia de posse no KREMLIN, desta vez pedindo “união nacional” e prometendo “uma nova economia”. Perto dali, a polícia voltou a prender manifestantes que protestavam contra o retorno do ex-agente da KGB à presidência, incluindo pessoas sentadas em um café que vestiam uma fita branca, símbolo da oposição. Espera-se que o Parlamento russo aprove amanhã o nome de DMITRI MEDVEDEV para o posto de primeiro-ministro, concluindo a troca de cadeiras que tem irritado setores cada vez maiores da sociedade russa. PUTIN, de 59 anos, foi presidente de 2000 a 2008, mas, com o veto constitucional a uma segunda reeleição, fez MEDVEDEV seu sucessor e assumiu o cargo de premiê. De volta à presidência hoje, ele poderá ficar no cargo até 2024.      

2 013     :      -     TERÇA-FEIRA
O Comandante do 2º BPChq, TENENTE-CORONEL PM JOSE BELESTIERO FILHO, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família para participar da Solenidade Alusiva ao 79º Aniversário da Unidade, outorga da medalha “Batalhão de Expedicionários Paulistas” e inauguração do retrato do Sr. Cel PM CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI na Galeria de Comandantes.
São Paulo, 07 de maio de 2013  
Horário: 10 horas
Local do evento: Rua Dr. Jorge Miranda, 367 LUZ 

No momento em que estou assinando meu nome da lista das pessoas presentes ao evento, no antigo batalhão que comandei, de 26 de novembro de 1986 a 11 de março de 1988, também está chegando o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador IVAN SARTORI. O CORONEL PM LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA representa o Cmt Geral; CORONEL PM RENATO CERQUEIRA CAMPOS, assistente militar do Tribunal de Justiça; CORONEL PM CÉSAR AUGUSTO LUCIANO FRANCO MORELLI, atual Comandante do Policiamento de Choque;. Vamos encontrar vários coronéis da “velha guarda”: CORONEL PM Ref LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA e sua senhora (eles me contam que o LUIZ GONZAGA sofreu um AVC em dezembro de 2012 e está se recuperando ainda); OLDECIR FERNANDES DE OLIVEIRA E SILVA, JOSÉ VASCONCELLOS, GÉRSON REZENDE, SÍLVIO ROBERTO VILLAR DIAS, RENATO CESAR MELLO, RICO e outros. Nossos coronéis vereadores, ÁLVARO BATISTA CAMILO e ADRIANO LUCINDA TELHADA, e o nosso Deputado Estadual, MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES também estão nessa solenidade. Sentimos as faltas dos antigos comandantes do Batalhão: CORONEL PM HERNANI BENEDITO DE TOLOSA, CORONEL PM ROBERTO SALGADO, CORONEL PM NEY VIEIRA DE ALMEIDA (este, comandou a Unidade por mais de quatro anos. Ele e dona NANCY compareceram em muitas solenidades de aniversário da Unidade), CORONEL PM DILTON CARVALHO DE SOUZA, CORONEL PM ÉDSON FARORO. Os momentos que passo nesse quartel fazem me lembrar de um tempo que está cada vez mais distante. O CAPITÃO PM LUIZ ANTÔNIO, do CComSoc, está presente e pergunto a ele sobre os convites para 23 de maio. Essa data está bem próxima e já há associados solicitando o convite. Comentamos isso com vários oficiais que já estão reformados. Mas estou preocupado com o que tenho de fazer na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, principalmente com os diplomas da Solenidade programada para as cidades de PIRACICABA e SÃO PEDRO no próximo sábado.
O ponto alto da solenidade do 79º Aniversário do 2º BPChq é a entrega da Medalha “BATALHÃO DE EXPEDICIONÁRIOS PAULISTAS. Ajudo na entrega das mesmas. O desembargador IVAN SARTORI, presidente do Tribunal de Justiça é um dos que recebe a láurea. Entrego-a, entre outras autoridades, ao Juiz ROTH, que é tenente da reserva não remunerada da PMESP.  
Após a cerimônia militar, os convidados se dirigem para a sala do Comandante e ali é inaugurado o retrato do CORONEL PM CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI na Galeria de Comandantes.
Chego no MMDC por volta do meio-dia. O CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS traz esses diplomas e a MARINEI vai correr ao Conselho de Honrarias e Mérito para registrá-los.
AMADO RÚBIO passa pela Sociedade. Ele está entregando os ofícios de outorga das medalhas que serão entregues em 23 de maio, no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista. As razões da Sociedade a respeito do malfadado desagravo do Núcleo MMDC-LESTE já está pronto e deverá ser enviado amanhã cedo para todos os nossos associados. É como se fosse o direito de resposta, uma vez que o tal desagravo foi encaminhado a todos eles. Há pessoas que ficaram numa tremenda dúvida e ligaram para nós para saber o que está acontecendo.

Comentamos os casos de execução acontecidos em CARAPICUÍBA e OSASCO no mês passado. Mais um policial militar teve a prisão temporária decretada sob a acusação de participar da série de ataques que deixou quatro mortos e sete feridos em abril. A Polícia Civil apura se o detido é ligado a um antigo grupo de extermínio conhecido como EU SOU A MORTE, suspeito de atuar na região na década passada.
O SARGENTO PM FRANCISCO MARCELO SANTOS já havia sido detido administrativamente pela Corregedoria da Polícia Militar logo depois dos crimes, ocorridos no último dia 29. Ele teve agora a prisão ratificada pela Justiça. Além do sargento, estão presos temporariamente o soldado FABRÍCIO EMMANUEL ELEUTÉRIO e os vigias MARCIO SILVESTRE FERREIRA e PAULO ROBERTO SILVA. A polícia ainda procura dois outros suspeitos de integrar a quadrilha.
Um terceiro soldado chegou a ser preso administrativamente com SANTOS na Corregedoria, mas foi solto após o prazo de cinco dias de detenção expirar sem que a Polícia Civil conseguisse reunir provas contra ele. O policial, porém, continua sob investigação e está afastado das ruas. Desde a morte do PM LUIZ CARLOS NASCIMENTO COSTA, em 5 de fevereiro, uma série de ataques ocorreram na região. Em 21 de fevereiro, foi baleado um suspeito de participar do homicídio de COSTA – o rapaz foi detido ao deixar o hospital. Na ocasião, a sobrinha do suspeito, de 1 ano, foi ferida. A Polícia Civil passou, então, a investigar a possível atuação dos PMs matadores.
Em 2007 e 2008, o bando que se intitulava EU SOU A MORTE foi apontado como responsável por uma série de crimes em OSASCO – inclusive a do advogado MÁRCIO CAMPOS, que havia denunciado a quadrilha. Agora, os investigadores querem saber se os novos matadores se apropriaram do nome do bando anterior ou se têm ligação com o grupo.

A promotora SOLANGE AZEVEDO BERETTA DA SILVEIRA denunciou hoje o advogado SÉRGIO BRASIL GADELHA pela morte da mulher, HIROMI SATO. Ele é acusado de homicídio qualificado por meio cruel e recurso que dificultou a defesa, ao efetuar manobras asfixiantes e desferir, violentamente, golpes que resultaram na morte. A promotora pede a reconstituição do crime e a exumação do corpo, sob alegação de que o laudo se mostrou omisso, obscuro e contraditório.

O pintor LEOMAR MARTINS DA COSTA, de 40 anos, foi preso hoje à tarde. Ele vai responder pelo assassinato da empregada doméstica VALDIRENE SANTANA DOS SANTOS, de 21 anos, e de deixar o corpo dentro de uma mala de náilon, junto a sacos de lixo, numa rua do bairro do LIMÃO, na zona norte da capital. O acusado foi localizado no LAJEADO, na zona leste de SÃO PAULO. Segundo a polícia, VALDIRENE foi morta na casa de LEOMAR. O delegado ELDER HAMILTON LEAL, do 40º Distrito Policial (VILA SANTA MARIA), disse que na residência do suspeito havia marcas de sangue. LEOMAR era foragido da Justiça. Ele tinha condenações por roubo e estupro, de acordo com a polícia, e fugiu da cadeia em 2008. Ao delegado, LEOMAR admitiu ter cometido o crime, porém argumentou que tem problemas psiquiátricos. VALDIRENE foi vista pela última vez saindo com um homem de um forró, no sábado à noite. Seu corpo tinha um corte grande, se estendendo desde a barriga até a região lombar. Ela tinha ferimentos no rosto também. VALDIRENE foi velada na casa de uma amiga e enterrada hoje à tarde no Cemitério VILA NOVA CACHOEIRINHA, na zona norte. VALDIRENE veio da BAHIA em 2009. Ela deixou uma filha de apenas seis meses de idade. Tinha quatro irmãos. Por causa da violência, a família quer voltar para a BAHIA. 

A Polícia Civil prendeu nesta manhã, em CAMPINAS, três homens suspeitos do assalto a uma joalheria no GALLERIA SHOPPING, em outubro do ano passado. Segundo os policiais da Delegacia de Investigações Gerais, eles foram detidos após o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Alem do assalto, os homens também são suspeitos de participar de alguns roubos a carros-fortes e ataques com explosivos a caixas eletrônicos da região. Os criminosos entraram no centro de compras em um carro de passeio e em um utilitário no dia 16 de outubro de 2012. Durante patrulhamento, policiais militares que passavam pelo local suspeitaram da movimentação, decidiram entrar no shopping e teve início um tiroteio. Cinco dos dez assaltantes que participavam da ação entraram no GALLERIA pela entrada principal. Dois deles se esconderam em uma loja de roupas infantis e depois foram presos pela polícia. A quadrilha fez disparos de fuzil no estacionamento do centro de compras antes de entrar no estabelecimento. Dois táxis foram atingidos pelos tiros, mas ninguém ficou ferido na ação. Durante a fuga, os criminosos destruíram duas cancelas de entrada do estacionamento, segundo seguranças que trabalhavam no local no dia do assalto. Foram esses que, hoje, foram presos.

Três mulheres e uma menina mantidas reféns por cerca de dez anos são resgatadas em uma casa em CLEVELAND (EUA). As autoridades foram informadas após um telefonema de uma delas, que pouco antes havia sido libertada da casa pelo vizinho CHARLES RAMSEY, que escutou os gritos de AMANDA BARRY, de 26 anos, que saiu de casa primeiro com a filha de seis anos, que teve com o sequestrador. BERRY foi vista pela última vez quando deixou a lanchonete que trabalhava, na véspera de completar 17 anos, em 2003. As outra vítimas são GEORGINA DE JESUS, de 23 anos, desaparecida em 2004 aos 14 anos no trajeto da escola para casa, e MICHELLE KNIGHT, que tinha 18 ou 19 anos quando sumiu em 2002. Em entrevista à emissora de televisão WEWSTV, afiliada local da norte-americana ABC, o vizinho CHARLES RAMSEY contou que sabia que tinha algo de errado quando a “menina linda e branca correu para os braços de um homem negro (ele) pedindo ajuda”. “Ouvi gritos, eu estava comendo e, quando fui para fora, vi essa menina tentando sair da casa, dizendo ‘me ajude a sair, estou aqui há muito tempo’ ”. RAMSEY contou que não desconfiava de forma nenhuma do vizinho e não tinha a menor idéia de que ARIEL CASTRO,d e 52 anos, dono da casa, mantinha AMANDA, GEORGINA e MICHELLE em cativeiro. “Víamos esse cara todos os dias. Eu fiz churrasco junto com ele, comíamos costela, ouvíamos salsa. Não existia nenhum indício de que havia uma menina ali ou mais pessoas contra a própria vontade”, diz. Um médico do hospital METROHEALTH para onde as três mulheres foram levadas, disse que elas parecem estar bem. ARIEL CASTRO foi preso junto com dois de seus irmãos, PEDRO, de 54 anos, e ONEIL CASTRO, 50 anos. Ele já havia sido preso por violência doméstica.

Uma forte explosão causada por um caminhão-tanque transportando gás no município de ECATEPEC, no centro do MÉXICO, deixou pelo menos 19 mortos e 36 feridos hoje, segundo informações de fontes oficiais mexicanas. O acidente aconteceu entre as comunidades de SAN PEDRO XALOSTOC e SANTA CLARA, de ECATEPEC, nas imediações da estrada MÉXICO-PACHUCA.

O presidente da VENEZUELA, NICOLÁS MADURO, iniciou a primeira turnê por países do MERCOSUL, após vencer a eleição há menos de um mês. Sucessor de HUGO CHÁVEZ, ele busca aliança com URUGUAI, ARGENTINA e BRASIL (onde desembarcará no dia 9). O venezuelano virá ao país para agradecer o apoio de DILMA ROUSSEFF. MADURO tem interesse em receber investimento brasileiro em obras de infraestrutura e logística.

A Justiça Argentina vai investigar as denúncias contra o ex-presidente NÉSTOR KIRCHNER, acusado de receber malas de dinheiro. O promotor federal GERARDO POLICITA disse hoje que MIRIAM QUIROGA, autora das declarações e secretária por dez anos do ex-dirigente, deve ser interrogada nos próximos dias. O objetivo é apurar casos de corrupção em obras públicas e pagamento de propina.

O diplomata ROBERTO AZEVÊDO foi eleito diretor-geral da OMC (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO). O brasileiro é o primeiro latino-americano a chefiar o grupo comercial, criado em 1995. Será o sucessor do francês PASCAL LAMY e venceu o ex-ministro do comércio mexicano HERMÍNIO BLANCO, em competição de três rodadas. A campanha de BLANCO havia ganhado força, com margem estreita, a partir do apoio da UNIÃO EUROPÉIA. Mas o mesmo bloco deixou claro que poderia aceitar qualquer um dos candidatos, concedendo a AZEVÊDO apoio mais amplo em meio aos 159 membros da OMC. A disputa foi travada em seis meses e atraiu nove candidatos, o maior número na história da OMC. A posse será em 1º de setembro.




2 014       :     -    QUARTA-FEIRA
HISTÓRICO DO BATALHÃO
O 2º Batalhão de Polícia de Choque foi criado em 07/05/1934, através de publicação inserta no Boletim Geral Nº 35 da então Guarda Civil, com o nome de Divisão Reserva. Sua finalidade era atender aos serviços extraordinários, incluindo ações de controle de tumultos e policiamento disciplinar,em virtude do efetivo das demais tropas ser empregado nas missões comuns de policiamento.

Foi também nessa época que começou a surgir uma especialidade:

O Policiamento em praças desportivas.

O primeiro policiamento executado em estádios, foi realizado no Parque Antártica, em 03/07/1934 com um efetivo de 207 homens.

A partir de março de 1944 iniciava-se uma das fases mais nobres de uma trajetória e da história da Polícia Militar: a participação na Força Expedicionária Brasileira, constituindo-se no contingente de Pelotão de Polícia da Força Expedicionária Brasileira, perfazendo um total de 78 homens selecionados entre voluntários.

A Polícia Militar contabiliza entre seus heróis, dez policiais que na Itália foram feridos e dois, Paulo Emídio Pereira e Clovis Rosa da Silva, que naquela terra sacrificaram a própria vida.

Em 1967, quando as forças da Paz da ONU foram enviadas à Região do canal de Suez, novamente ostentavam entre seus integrantes homens da DR.. os quais souberam reafirmar em solo estrangeiro, as tradições e glórias conquistadas pelos seus antecessores.Cabe ressaltar que, recentemente, as Forças de Paz da ONU foram agraciadas com o prêmio Nobel da Paz, o qual, desta forma, pertence em parte à Polícia Militar.

Em 1968 a DR passou a denominar-se Divisão de Policiamento Especializado, mantendo, no entanto, as suas missões anteriores.

Com a criação da Polícia Militar, em 1970, passou a denominar-se Batalhão de Operações Especiais, o que perdurou até 15 de Dezembro de 1975, quando recebeu a denominação atual de SEGUNDO BATALHÃO DE POLÍCIA DE CHOQUE.

A partir de 1975, com efetivo de 578 homens distribuídos em 04 companhias, sendo 03 operacionais e 01 Cia de Comando e Serviços, o 2º Batalhão de Polícia de Choque tem como principal atribuição agir em ações de Controle de Distúrbios Civis e Contra Guerrilha Urbana em todo o território do Estado. Supletivamente seu efetivo é empregado em ações de policiamento preventivo em praças desportivas e eventos artístico-culturais, na Capital de São Paulo.

Em 1986 foi agregada ao 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DE CHOQUE, a "ROCAM"- RONDAS OSTENSIVAS COM APOIO DE MOTOCICLETAS, inovando com um tipo de policiamento tático, adequado ao trânsito da Capital Paulista, aumentando significativamente o atendimento de ocorrências em razão do emprego externo nos eventos esportivos, artísticos, culturais e em apoio ao policiamento ostensivo das Unidades de área na Capital e Grande São Paulo.

Não perdendo, no entanto, as suas características de Batalhão composto por homens de fibra e vibração, essa OPM teve a honra de ter seus quadros o 1º Ten PM Eduardo Agostinho de Arruda Augusto, o qual, em 1988, liderou a primeira expedição militar que conquistou o Pico da Neblina, ponto mais alto do país. Cabe ressaltar que tal expedição foi a segunda, em todo o mundo, a conquistar tal ponto. O estandarte do 2º BPChq, juntamente com o do 7º BPM/M e uma placa comemorativa do aniversário da Corporação, encontram-se no alto daquela montanha.

O dinamismo dessa OPM está presente inclusive no fato de ser uma das primeiras Unidades do Policiamento de Choque a incluir, em seu efetivo, uma Oficial Feminina.

Tal pioneirismo coube à 2ª Ten PM Fem Cláudia Virgilia Raposo de Faria, em Outubro de 1993.

Suas raízes históricas podem ser estabelecidas desde a Divisão Reserva da antiga Guarda Civil de São Paulo, desenvolvendo-se na atual Polícia Militar, como o 29º BPM, e, após, sofrendo a influência de Unidade enquadrada da PM, com reflexos da tradição do antigo Batalhão de Guardas da FP, cujo quartel hoje ocupa e se consolidando como tropa de choque atual autêntica, nos termos da legislação federal e estadual que reorganizou a Polícia Militar



O Comandante do 2º BPChq, TENENTE-CORONEL PM JOSÉ BALESTIERO FILHO, em a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família para participar da Solenidade Alusiva ao 80º Aniversário da Unidade e outorga da medalha “Batalhão de Expedicionários Paulistas”.
Saio de casa às 8 horas e chego cedo no batalhão que comandei em 26 de novembro de 1986 a 11 de março de 1988. É uma imensa satisfação voltar à Casa que me recebeu em 23 de setembro de 1963, como aspirante a oficial, quando ali estava instalado o BATALHÃO DE GUARDAS. Diariamente, no presente, estou digitalizando toda aquela época, quando começava minha vida na carreira, como aspirante (cinquenta anos atrás). Ali, seria promovido a 2º TENENTE, em 24 de maio de 1964 e classificado no BG. Passados os anos, agora como TENENTE-CORONEL, voltaria ao casarão onde desde 1975 está instalado o 2º BPChq, para comandar essa Unidade importantíssima para a Polícia Militar (policiamento em estádios de futebol e grandes espetáculos artísticos).
O primeiro oficial que encontro no 2º BPChq é o CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, atual vereador, e que foi Comandante Geral da PMESP. Depois vão chegando os demais convidados. Entre eles, aos 84 anos de idade, o CORONEL PM ROBERTO SALGADO, o primeiro comandante do então 29º BPM, batalhão transferido para esse prédio em 1975 e se transformou no 2º BPChq.  Também chega o CORONEL PM NEY VIEIRA DE ALMEIDA, um dos permaneceu mais tempo no Comando desta Unidade (mais de quatro anos). Sempre está na companhia de dona NANCY. ROBERTO SALGADO e NEY são os mais velhos comandantes presentes no dia de hoje. Lembramos do CORONEL HERNÂNI BENEDITO DE TOLOSA, que sempre esteve presente nos aniversários do 2º BPChq. Hoje está ausente. Outros coronéis que comandaram a Unidade: GÉRSON REZENDE, JOSÉ VASCONCELLOS, CARLOS BOTELHO LOURENÇO. O atual Comandante do Policiamento de Choque é o CORONEL PM CARLOS CELSO CASTELO BRANCO. Também está presente o CORONEL PM LEONARDO LOPES RIBEIRO. Comentamos também a falta do CORONEL PM LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA, que sempre veio nesses eventos, acompanhado de sua senhora. Ele sofreu um AVC em dezembro de 2012 e pode ser esse mal a impossibilidade de seu comparecimento.
Cumprimentamos também o CORONEL PM RENATO CESAR MELLO, que foi meu subcomandante quando comandei o 2º BPChq. 
O Deputado Estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES e o Vereador CORONEL PM ADRIANO LUCINDA TELHADA comparecem neste evento.
O CORONEL PM LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA, Sub Cmt da PMESP representa o Cmt Geral. Vemos também: CORONEL PM CÉSAR AUGUSTO LUCIANO FRANCO MORELLI, CORONEL PM CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI. Doutor LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO, ex-presidente da OAB/SP, grande amigo da Polícia Militar, também prestigia o evento. Ainda ontem, ao atualizar o 7 de maio, relembrei 1987, quando comandava a Unidade. Mandei para o meu companheiro de Escola de Oficiais o texto digitalizado. O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES também está presente hoje e comentamos uma época em que conseguimos juntar neste quartel os colegas de turma: DALMIRO GOMES, MARIO FAUSTO RODRIGUES PINHO, ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, UBIRAJARA GUIMARÃES, ALBINO CARLOS PAZELLI, LUÍS ANTONIO DE ARAÚJO ROCHA, AMÉRICO VICTOR SALVATTO, ELISEU GUILHERME SALGADO ROCHA, ARLINDO DE MOURA. Lembramos hoje, num relance o que aconteceu a 27 anos atrás.
A entrega da Medalha “BATALHÃO DE EXPEDICIONÁRIOS PAULISTAS” é um dos momentos mais importantes da cerimônia militar.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

                    Concessão da medalha “Batalhão de Expedicionários Paulistas
                                          Solenidade de 07 de maio de 2014

     Relação de Agraciados

Posto/Graduação
RE
D
Nome
Unidade

1.                         

Exmo Sr. Dr.
Lauro Ribeiro Escobar Júnior
Juiz de Direito da 2ª Auditoria do TJM


2.                         
Cel PM
822408
A
Rui Conegundes de Souza
Corregedor PM

3.                         
Cel PM
810344
5
Glauco Silva de Carvalho
DPCDH

4.                         
Ten Cel PM
830619
2
Valter Padulla
CSM/AM

5.                         
Ten Cel PM
832264
3
José Francisco Alves dos Santos
CIAP

6.                         
Maj PM
901252
4
João Luis Mingheti Costa
CIPM

7.                         
Cap PM
915232
6
Sérgio Marques
CComSoc

8.                         
1º Ten PM
990036
5
Álvaro Zocchio Júnior
4º BPChq

9.                         
1º Ten PM
980887
6
José Renato Prado Galdino
2º BPChq -2º Cia

10.                    
1º Ten PM
990072
1
Júlio César Badini
2º BPChq -2º Cia

11.                    
1º Ten PM
104963
1
Rodrigo Juliano de Souza
GRPae

12.                    
1º Ten PM
112758
6
Paulo Matheus dos Santos Dias
2º BPChq – 1º Cia

13.                    
2º Ten PM
106651
0
Fábio Guilherme Ribeiro
2º BPChq – 3º Cia

14.                    
1º Sgt PM
850270
6
Bartolomeu Martins Cordeiro
2º BPChq – 1º Cia

15.                    
1º Sgt PM
863488
2
Pedro Marcelo de Souza
2º BPChq – 2º Cia

16.                    
1º Sgt PM
883246
3
Eric Luiz Tretene da Silva
2º BPChq – 3º Cia

17.                    
1º Sgt PM
890389
1
Luiz Eduardo Tavares
2º BPChq - EM

18.                    
1º Sgt PM
892273
0
José Augusto da Trindade
2º BPChq – 2º Cia

19.                    
1º Sgt PM
943316
3
Marcos Francisco do Ò
2º BPChq - EM

20.                    
1º Sgt PM
943422
4
Aurélio Ferreira Correia
2º BPChq – 2º Cia

21.                    
3º Sgt PM
922001
1
Jeferson de Carlos
2º BPChq – 3º Cia

22.                    
Cb PM
850004
5
Ailton Gonçalves da Silva
2º BPChq – 2º Cia

23.                    
Cb PM
886784
4
José Thales Barbosa Júnior
2º BPChq – 3º Cia

24.                    
Cb PM
884459
3
Adilson Baptista de Araújo
2º BPChq - EMG

25.                    
Cb PM
890297
6
Edson Cristóvão de Oliveira
2º BPChq - EM

26.                    
Cb PM
910195
A
Maria José Matos
2º BPChq – 1º Cia

27.                    
Cb PM
965518
2
David dos Santos Lima
2º BPChq – 2º Cia

28.                    
Cb PM
974979
9
Luiz Francisco de Macedo
2º BPChq – 3º Cia

29.                    
Cb PM
901882
4
José Antônio Paiva
2º BPChq – 1º Cia

30.                    
Cb PM
902175
2
Gilberto Damião
2º BPChq – EMG

31.                    
Cb PM
914148
A
Antonio Humberto Pittner
2º BPChq – 1º Cia

32.                    
Cb PM
921778
9
Alexandre Mazaro
2º BPChq – 1º Cia

33.                    
Cb PM
922978
7
Marcos Rodrigues
2º BPChq – 1º Cia

34.                    
Cb PM
943244
2
Geraldo Gomes da Silva
2º BPChq – EM

35.                    
Cb PM
941103
8
Marcos Lourenço
2º BPChq – EMG

36.                    
Cb PM
942339
7
José Cícero da Silva
2º BPChq – EMG

37.                    
Cb PM
944735
A
Márcio Roberto Aguiar
2º BPChq – 3º Cia

38.                    
Cb PM
965222
1
Genildo Vila Nova Gomes
2º BPChq – 3º Cia

Após o garboso desfile, é o momento de conversarmos com os companheiros de farda. Isso vai longe. WILLIAM MASCARENHAS, atual Cmt do Exército Constitucionalista, está ao meu lado. Depois vamos até o Serviço de Subsistência, que fica do outro lado da rua, e procuramos o Chefe desse Serviço, TENENTE-CORONEL PM ARMANDO. Conhecemos o salão nobre onde desenvolveremos a Solenidade de Entrega da Medalha MMDC, em 30 de maio, conforme foi solicitado há dias atrás. Isso foi motivado pelo SARGENTO PM CLEMENTE. O nosso associado servia ao CPA/M-1 e pediu transferência há meses para o Serviço de Subsistência. Dada a precariedade do prédio onde estamos situados, resolvemos escolher esse local para a cerimônia de entrega da Medalha MMDC a nossos associados.           
Já passa do meio-dia quando a MARINEI mantém um contato com o celular do WILLIAM. Diz ela que os convites para 23 de maio estão prontos no CComSoc. Despedindo do TENENTE-CORONEL PM ARMANDO e também do SARGENTO PM CLEMENTE, vamos até o QCG. Mas é horário de almoço e a pessoa que está encarregada dos convites não se encontra.   
WILLIAM ainda me acompanha até o MMDC. Vamos ter uma tarde muito atarefada. Assino todos os diplomas que vieram do Núcleo de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Depois comparecem o 1º TENENTE PM JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS OLIVEIRA e os cadetes ARUAN BOICCARO DE FREITAS e DANILO ANTONIO ALVES. Eles trazem os diplomas das condecorações “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” para minha assinatura. A solenidade de entrega dessas honrarias está marcada para o próximo dia 15. Ainda vou permanecer até mais tarde na Sociedade porque o 1º TENENTE PM NATANAEL telefonou e vai comparecer depois das 17 horas, trazendo todos os diplomas das honrarias do Núcleo MMDC-LESTE, que serão entregues no TEATRO SÃO BENTO em 13 do corrente.
Somente depois de assinar todos esses diplomas é que vou regressar para GUARULHO. Passam das 19 horas.


07.maio.2014 18:04:16

Cerca de 3 mil professores de SP marcham do centro até a Vila Mariana (Atualizado às 20h25).

Professores da rede municipal de São Paulo realizam na tarde desta quarta-feira, dia 7, nova manifestação por melhorias no salário e na carreira da categoria. Os servidores iniciaram o ato em frente à Prefeitura, no centro, e por voltar das 17h30 começaram marchar rumo à secretaria Municipal de Educação, na Rua Borges Lagoa, na Vila Mariana. Segundo a Policia Militar, cerca de três mil pessoas participam do ato. Às 20h20, os manifestantes já haviam chegado à Rua Borges Lagoa. A rua está totalmente interditada nas proximidades da Rua José Magalhães. Os manifestantes interromperam por volta das 18h15 toda a pista no sentido aeroporto da Avenida 23 de Maio – que já está liberada. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ainda não tinha informações sobre o impacto no trânsito na via, uma das mais movimentadas da cidade. A ideia do grupo é que representantes sejam atendido pelo secretário de educação, Cesar Callegari. Mas o secretário estava na sede da Prefeitura.
Cerca de 3 mil professores participam da manifestação. MARCIO FERNANDES/ ESTADÃO
Liderado pelo Sinpeem,  o principal sindicato da categoria, os professores estão em greve desde o dia 23 de abril. A principal reivindicação é que a Prefeitura defina a incorporação de um bônus prometido pela gestão para quem recebe os menores salários, elevando assim o piso salarial. Pela quantidade de manifestantes, a PM pediu maior apoio de motos de policiais.

Um homem de 50 anos foi baleado duas vezes nas costas durante uma tentativa de roubo nesta tarde, no bairro do LIMÃO, zona norte da capital. O caso foi registrado no 40º DP (VILA SANTA MARIA). LAÉRCIO GONÇALVES flagrou uma dupla em uma moto levando a bolsa de uma vítima e correu para a empresa em que trabalha. Um dos assaltantes percebeu e o seguiu, efetuando os disparos.

SILVÉRIO LÚCIO RIBEIRO é apontado pela Polícia Civil como o principal suspeito de ter matado a própria filha, ALÍCIA DOS SANTOS, de 3 anos. O corpo da criança foi encontrado com sete golpes de faca no pescoço em UBATUBA, no litoral norte, ontem. A investigação aponta que ele fugiu para a cidade após matar a mulher, ROSÂNGELA MARQUES DOS SANTOS, de 30 anos, também a facadas, na segunda-feira, em HORTOLÂNDIA, a 114 quilômetros da capital, onde a família morava.

Os advogados do deputado federal PAULO MALUF em NOVA YORK propuseram um acordo à Promotoria local pelo qual o parlamentar e ex-prefeito pagaria uma multa de 1 milhão de dólares (2,2 milhões de reais), para se livrar de uma ordem de prisão preventiva decretada em 2007. MALUF foi incluído na lista de procurados em 2010 a pedido da Promotoria de NOVA YORK, após investigação sobre desvios de recursos da Prefeitura durante sua gestão (1993-1996) para contas no exterior. Esta é a segunda vez que o deputado tenta um acordo com promotores. MALUF nega a acusação de desvio de dinheiro e afirma que não tem conta no exterior.

Em sessão do Congresso nesta noite, o presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, determinou a instalação de duas CPIs mistas: uma para investigar a compra de trens para os metrôs de SÃO PAULO e do DISTRITO FEDERAL e outra sobre a PETROBRÁS. RENAN abriu o prazo de cinco sessões para os líderes dos partidos indicarem os integrantes das comissões. A CPI do METRÔ é uma tentativa do PT de atingir a gestão do PSDB e, assim, o presidenciável tucano AÉCIO NEVES. É também uma resposta governista à oposição pela criação da comissão para investigar a PETROBRÁS e a compra da refinaria de PASADENA, nos EUA.

A SABESP divulgou nota rebatendo as críticas feitas pelo pré-candidato do PT ao governo do Estado, ALEXANDRE PADILHA, ontem. Segundo o texto, PADILHA demonstra “total desconhecimento” da empresa e do sistema de saneamento do Estado ao chamar a gestão da estatal de irresponsável. “Só isso pode explicar as irresponsáveis afirmações de que houve corte no fornecimento de água e falta de investimentos. O fato é que a SABESP vem garantindo a segurança no abastecimento de água à população, mesmo durante a maior crise hídrica dos últimos 84 anos. E tem feito isso sem restringir o consumo de água”, diz a nota.

FELIPÃO gosta de dizer que jogador tem de ter vontade, raça e determinação em campo. Enfim, entrar com fome na hora de jogar. Hoje, ao anunciar os 23 nomes que defenderão a seleção brasileira na COPA DO MUNDO, o treinador deixou isso bem claro. Os famintos deixaram os experientes para trás. O grupo que abrirá o MUNDIAL em 12 de junho, contra a CROÁCIA, no ITAQUERÃO, só tem seis jogadores que já defenderam o BRASIL em uma COPA. Exceto por JÚLIO CÉSAR, MAICON, DANIEL ALVES, THIAGO SILVA, RAMIRES e FRED, o torneio vai ser novidade para todo mundo. “Jogadores mais experientes, no fim de carreira, não têm tanta ambição. Os mais jovens têm”, explicou o treinador, justificando a ausência de nomes famosos como ROBINHO, RONALDINHO GAÚCHO e KAKÁ´.
A seleção é mais inexperiente em COPAS, mas não tão mais jovem do que as das edições anteriores. A média de idade deste grupo é de 27,7 anos, apenas um pouco abaixo dos 28,4 anos de 2010 e acima dos 26,2 anos do último título, em 2002. A diferença é que, desta vez os jovens têm papel relevante. Levando em consideração o time titular, apenas JÚLIO CÉSAR (34), DANIEL ALVES e FRED (também com 30) deixaram para trás a casa dos 20 e poucos anos. Considerados os dois jogadores com mais recursos da equipe, NEYMAR e OSCAR têm apenas 22 anos de idade.
Exceto por HENRIQUE, ex-PALMEIRAS, FELIPÃO não apresentou nenhum nome surpreendente. A escolha do time titular, ao que tudo indica, seguirá essa linha. “Não sei qual vai ser a escalação contra a CROÁCIA, depende de uma série de detalhes, mas a base (da COPA DAS CONFERAÇÕES) é a mesma. O povo sabe a maioria dos titulares e, possivelmente, 90% dessa base será mantida, sim”, explicou. Sete jogadores que estiveram na COPA DAS CONFEDERAÇÕES não foram lembrados: FERNANDO, FILIPE LUÍS, JEAN, RÉVER, DIEGO CAVALIERI, LUCAS e JADSON.

Com gols de OSVALDO, LUCAS SILVA e ROGÉRIO CENI, de pênalti, o SÃO PAULO venceu o CRB-AL por 3 a 0 e garantiu presença na próxima fase da COPA DO BRASIL. O TRICOLOR aguarda a retomada do torneio após a COPA DO MUNDO para conhecer seu adversário – a série entre BRAGANTINO e FIGUEIRENSE se define no dia 23 de julho. O resultado dá moral ao time de MURICY RAMALHO, que encara o CORINTHIANS no domingo. Depois da derrota por 2 a 1 no primeiro jogo e com a dolorosa eliminação nas quartas do PAULISTA para a PENAPOLENSE viva na remória, o TRICOLOR pressionou desde o início. Mas a primeira chance foi alagoana. TOZIN invadiu a área e chutou sobre LUÍS RICARDO. O próprio atacante aproveitou o rebote, mas o lateral salvou outra vez.
Ameaçado de demissão após a derrota contra o FLAMENGO, no último domingo, GILSON KLEINA está na beira do precipício. Hoje, pela COPA DO BRASIL, o PALMEIRAS perdeu para o SAMPAIO CORRÊA, por 2 a 1, de virada. Com o revés no jogo de ida da segunda fase da COPA DO BRASIL, a situação do treinador ficou praticamente insustentável. Vale lembrar que o Conselho de Orientação Fiscal do clube já pediu a cabeça de KLEINA ao presidente PAULO NOBRE.

Após quatro horas de julgamento, o STJD puniu a PORTUGUESA pelo abandono do jogo contra o JOINVILLE, na estreia na Série B do BRASILEIRO, em 18 de abril. Contudo, o clube não foi rebaixado para a C. Por unanimidade, a 5ª Comissão Disciplinar deu a vitória ao JOINVILLE, por 3 a 0, com ganho dos pontos, e multou o clube paulista em cinquenta mil reais. O técnico ARGEL, o presidente ILÍDIO LICO e o filho dele, MARCOS ROGÉRIO LICO, também foram punidos. ILÍDIO pegou 240 dias de suspensão e terá de pagar 100 mil reais de multa. Suspenso pelo mesmo período, MARCOS foi multado em 80 mil reais. ARGEL foi enquadrado no artigo 258 e suspenso por quatro jogos.           
    

2 015    :     -    QUINTA-FEIRA
Resolvo aglutinar em um único convite todas as datas em que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC irá comemorar o 83º Aniversário da JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA. Já estão surgindo as respostas:
QUERIDO CORONEL MARIO VENTURA
ESTOU LHE ENVIANDO HJ 2 COPIAS DO LIVRO A SAGA SÃO MANUELENSE DA REVOLUÇÃO DE 32 BEM COMO O DVD SOBRE O LIVRO MAIS O DVD DA FAZENDA SANTA MARGARIDA ONDE MOROU MARIO MARTINS DE ALMEIDA QUE AINDA HJ É ADMIISTRADA PELA SUA FAMÍLIA E TAMBEM O ÚLTIMO TRABALHO MEU SOBRE O JARDIM DE SÃO MANUEL
ESTOU POSTANDO HJ NA TV SÃO MANUEL, MEU BLOG O VÍDEO - REVISÃO VIDEOGRAFICA SOBRE O OBELISCO ONDE 
FORAM AGLUTINADOS VARIOS VIDEOS QUE CONTAM A HISTÓRIA DESTE.
ENTREGUEI SEU TELEFONE AO DIRETOR DE GABINETE DA PREFEITURA SENHOR CICARELLI QUE FOI VEREADOR E PROPOS A CRIAÇÃO DA MEDALHA MARIO MARTINS DE ALMEIDA PARA Q ELE ENTRASSE EM CONTATO MAIS HJ VOU ENVIAR SEU TELEFONE PARA O SENHOR CAIO SILVA CUNHADO DO DEPUTADO MILTON MONTI E O VICE PREFEITO BIONDAN PARA Q ENTRE EM CONTATO COM O SENHOR TAMBEM  QTO AO TÚMULO DE ALBERTO MARTIRE A PREFEITURA O REFORMOU DEPOIS DE MEU APELO E AINDA SUGERI QUE NA PRAÇA DA IGREJA MATRIZ FOSSE CONTRUÍDO UM MONUMENTO AOS HERÓIS DE 32
AQUI NÃO É FACIL MUITOS NÃO DÃO VALOR PELA CULTURA NO ENTANTO, ESTOU DEVAGAR FAZENDO MEU PAPEL
ESTOU TERMINANDO UM LIVRO DA RECONSTRUÇÃO DA BIOGRAFIA DE RUBENS SALLES QUE NASCEU AQUI E ERA IRMÃO DE FERNÃO SALLES - RUBENS FOI UM JOGADOR DE FUTEBOL E O PRIMEIRO TECNICO SA SELEÇÃO BRASILEIRA ESTA SEMANA VOU A FAZENDA SALLES FILMA-LA ESTA FAZENDA ERA DOS PAIS DE FERNÃO E ELE MOROU LA TAMBEM....
 QUERIDO CORONEL O SENHOR É UMA INSPIRAÇÃO PARA MIM POR TUDO QUE REPRESENTA CONTINUE ASSIM SENDO MOTIVO DE INSPERAÇÃO PARA TODOS NÓS.
QUE DEUS O ILUMINE NESTE CAMINHO POIS A CAUSA PAULISTA DEVE SER VENERADA E SEMPRE COLOCADA EM SEU MAIOR PATAMAR PARA QUE TODOS NÓS POSSAMOS REVERENCIAR AS PESSOAS QUE SONHARAM POR UM PAÍS JUSTO E DEMOCRATICO.
 ABRAÇOS
EDUARDO AYRES DELAMONICA
 CARO EDUARDO
Precisamos realizar uma solenidade na terra de MARTINS.
Você já é nosso associado?
Pode agilizar um evento em SÃO MANUEL?
A Sociedade precisa de um prazo de 30 dias para acertar detalhes quanto a condecorações, caso seja possível fazer isso na cidade, pois você mesmo diz que não há muito interesse pela divulgação da história.
Isso pode ser mudado. Estamos com 24 núcleos no Interior e em algumas cidades também o interesse era mínimo, até que a divulgação da Revolução Constitucionalista começou a ser divulgada nesses rincões.
A Rede Social é um caminho excelente para se fazer isso. Basta criar um grupo interessado em participar. Acredito que você pode conseguir isso.
QUERIDO CORONEL
ESTIVE PELA MANHÃ CONVERSANDO COM O CAIO SILVA NA PREFEITURA
ELE FICOU EMPOLGADO COM ESTA POSSIBILIDADE, SAI DELA FORTALECIDO COM ESTA POSSIBILIDADE
INCLUSIVE SUA ESPOSA A VEREADORA LETICIA CASTALDI VAI TOMAR A FRENTE.
ACREDITO AGORA QUE DARA CERTO.
O CAIO ME DISSE QUE TAMBEM QUER FAZER UMA SOLENIDADE NO DIA DE NASCIMENTO DE MARIO (8/2)
ESTOU COBRANDO AQUI ELE ENTRARÁ EM CONTATO COM O SENHOR
 QUANTO A SER SOCIO COMO FAÇO, NÃO SOU ASSICIADO NÃO.
 JA POSTEI OS LIVROS PARA O SENHOR
 VOU APRESENTAR UM REQUERIMENTO NA CÂMARA MUNICIPAL COM O INTUÍTO DE RESSALTAR AS DATAS E LOCAIS NO MUNICÍPIO DESTES HEROIS ENTRE OUTROS SÃO-MANUELENSES ILUSTRES.
AQUI EM SÃO MANUEL TEMOS A RUA MARIO MARTINS DE ALMEIDA - QUE POR COINCIDÊNCIA É A RUA QUE MORO.
NO FORUM A PRAÇA SE CHAMA ROMÃO GOMES.
MAIS PRECISO AINDA HOMENAGENS A ALBERTO MARTIRE, JOÃO HELENE E MUITOS OUTROS QUE SUCUMBIRAM FRENTE A TIRANIA DE GETÚLIO VARGAS.
ESTOU TOMANDO A FRENTE DE VÁRIOS PROJETOS AQUI DE RESGATE...
ABRAÇOS FELICIDADES PARA O SENHOR E SUA FAMÍLIA ESTAREI PASSANDO ESTE EMAIL DO SENHOR PARA O CAIO SILVA.
EDUARDO DELAMONICA
Enviada: Quinta-feira, 7 de Maio de 2015 07:50
Assunto: CONVITE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC PARA SEUS ASSOCIADOS (AS), SIMPATIZANTES DA CAUSA CONSTITUCIONALISTA E SUAS DIGNÍSSIMAS FAMÍLIAS
MEUS AMIGOS, MINHAS AMIGAS
SOLICITO DIVULGAÇÃO PARA SUAS RELAÇÕES DE AMIZADE:
CONVITE
A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC convida todos os (as) Associados (as ), simpatizantes da causa constitucionalista e suas digníssimas famílias para as solenidades  programadas para o mês de maio, em comemoração ao 83º Aniversário da JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA:
DIA 21, às 19 horas:
Câmara Municipal da Cidade de São Paulo - Palácio Anchieta -Viaduto Jacareí, 100 - Salão Nobre - 8º andar
Entrega da MEDALHA DRÁUSIO, conforme lista elaborada pelo Conselho das Condecorações do Mérito Juventude Constitucionalista;
 DIA 22, às 15 horas:
Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32
Praça Ibrahim Nobre, s/nº
Entrega da Medalha MMDC para seus associados (as), após a aprovação da lista apresentada ao Conselho da Medalha;
 DIA 23, às 9 horas:
Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32
Entrega da Medalha MMDC para altas autoridades selecionadas pelo Conselho da Medalha;
 DIA 28, às 10 horas:
Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32
Entrega da Medalha DRÁUSIO para autoridades selecionadas pelo Conselho das Condecorações do Mérito Juventude Constitucionalista 
Esta quinta-feira não se apresenta como um dia agradável. Chuvisqueiro e frio prejudicam nossa caminhada para o centro da cidade de SÃO PAULO. Vou almoçar com alguns oficiais na AOMESP. COLOMBO também está presente e depois me acompanha até o ponto de ônibus do CHÁCARA SANTANA, onde embarco com destino ao Obelisco do IBIRAPUERA.
Esta tarde é de muitos telefonemas. Depois da divulgação das datas comemorativas dos 83 anos da Juventude Constitucionalista, está chamando a atenção dos associados e mesmo daqueles que não são associados a entrega da nova honraria da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a MEDALHA DRÁUSIO. Alguns presidentes de Núcleos, principalmente do Interior, querem saber quando é que poderão receber a medalha. Encaminho uma mensagem para o BIAJONE transmitir para todos os presidente de núcleos de correspondência:
Estimados presidentes e presidentas de NC

Saudações. Incumbiu-me o presidente de nossa sociedade informá-los do seguinte conteúdo por ele encaminhado:

A MEDALHA DRÁUSIO será entregue em lugar especialíssimo para os presidentes dos Núcleos, TALVEZ em ITAPECERICA DA SERRA ou no CIRCULO MILITAR.
Será precedido do ALMOÇO COM DRÁUSIO, onde iremos discutir os destinos dos NC na nossa próxima gestão.
Por enquanto estamos levantando os custos que irão acarretar esse nosso encontro. Nada será realizado de afogadilho. O mundo não acaba hoje e o nosso principal objetivo não é a medalha, mas sim o trabalho em prol da Sociedade. E isso não está sendo realizado por vários núcleos que precisarão ser reestudados. Ou os núcleos tomam a posição certa de divulgar a EPOPÉIA DE 32 (muitos estão realizando isso e estão de parabéns, mas outros deixam a desejar). 
Solicito repassar minha mensagem aos senhores presidentes de núcleos, pois alguns deles não são merecedores, por enquanto, de serem condecorados.
Não basta ser presidente de Núcleo, mas sim estar atuante e trabalhar pela Causa Constitucionalista. Há presidentes que estão inadimplentes e certamente esses não serão cogitados para a condecoração.   

MARINEI  apronta as listas das autoridades para receber a Medalha MMDC em 23 de maio. Deverei entregá-la amanhã no SComSoc. Também está pronta a relação dos associados que serão agraciados no dia 22 de maio, também com a Medalha MMDC, no Monumento Mausoléu.
Surgem confusões de última hora com relação às listas de 21 e 28 de maio. Depois de ontem, na Câmara Municipal, parecia que tudo estava pronto. O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO já estaria em condições de levar os diplomas para o Conselho de Honrarias e Mérito. Mas hoje surgiram outros nomes e outras situações de exclusão e inclusão e o GEORGE não gostou da situação. Exige ele que o Conselho das Condecorações do Mérito Juventude Constitucionalista tome conhecimento disso e se pronuncie a respeito. Isso causa um mal estar na equipe do vereador NELO RODOLFO. Tenho de intervir de uma maneira que não fira melindres, nem de um nem de outro. O GEORGE tem razão, mas precisamos ver o lado político da situação, onde o que prevalece é a importância da entrega da Medalha DRÁUSIO. Depois de uma série de telefonemas, já quando estamos retornando para GUARULHOS, parece que chegamos a uma definição de como devemos proceder. Isso é enviado aos membros do Conselho por e-mail, solicitando-se a manifestação deles até amanhã.

O ex-policial militar RODNEY DIAS DOS SANTOS, de 42 anos, e o SOLDADO PM WÁLTER PEREIRA DA SILVA JÚNIOR, foram presos, hoje, suspeitos de participar da chacina na sede da torcida do CORINTHIANS PAVILHÃO NOVE, na zona oeste, há 20 dias. Oito pessoas foram executadas naquele dia.
Segundo a Polícia Civil, RODNEY, expulso da PM por envolvimento com o tráfico de drogas e após ser condenado por receptação - ele estava em um carro roubado - é um dos fundadores da torcida organizada. Os dois tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça por 30 dias.
O principal alvo dos executores era FÁBIO NEVES DOMINGOS, 34, ex-presidente da PAVILHÃO NOVE. Ele teria uma dívida de drogas com os algozes. A polícia ainda não sabe o valor dessa dívida. DOMINGOS é um dos corintianos presos em 2013, em ORURO, na BOLÍVIA, quando o menino KEVIN SPADA foi morto por um sinalizador disparado pela torcida corintiana.
Outra informação que está sendo apurada é um suposto ponto de drogas dominado por FÁBIO na região do CEAGESP, também na zona oeste. Os investigadores têm indícios de envolvimento de mais um policial militar na chacina. Ele também teria entrado na sede do torcida na noite de 18 de abril. Porém, a polícia não divulgou mais informações.
O DHPP apura qual a relação entre os dois presos. "Ainda não sabemos se o soldado foi "terceirizado" ou se há amizade entre os dois", disse o secretário de Segurança Pública, ALEXANDRE DE MORAES. "Um agente que comete qualquer crime não é um policial e sim um bandido de farda", disse MORAES.
LUIZ FERNANDO LOPES TEIXEIRA, da Delegacia de Chacinas do DHPP, afirmou que os sobreviventes da chacina fizeram o reconhecimento dos acusados. "Nós somente conseguimos identificar o ex-policial no dia 27. Depois recebemos informações do outro criminoso", afirmou o delegado responsável pelo caso.
Ambos foram presos hoje em CARAPICUÍBA, na região metropolitana. O soldado foi preso dentro do batalhão em que trabalha e RODNEY, em casa. (reportagem de AMANDA GOMES, para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

A família das irmãs AMANDA APARECIDA DE BRITO, de 25 anos, e CAMILA APARECIDA DE BRITO, 22, estupradas e mortas dentro de casa, no ITAIM PAULISTA, disse que o principal suspeito do crime, ERICK BELO COSTA, 24, agiu por vingança. ERICK, que foi preso em flagrante após tentar fugir da cena do crime, é ex-marido de uma prima das vítimas. Ele estaria com raiva de uma das irmãs por acreditar que ela teria influenciado no fim do casamento dele. O motivo oficial da separação, conforme entrevista dos familiares de AMANDA e CAMILA ao site R7, é que o assassino era usuário de drogas, agressivo e praticava furtos. Como a ex-mulher de ERICK se aproximou de AMANDA após a separação, ele dizia que a jovem "fazia a cabeça" da ex-mulher para que o casal não reatasse.

A polícia investiga o assassinato do professor universitário MAURÍCIO FUCSECK, morto hoje, por volta das 6 horas, na Rua SANTA LÚCIA FILIPINI, na FREGUESIA DO Ó, na zona norte. MAURÍCIO estava saindo para trabalhar quando foi abordado por um criminoso. Ele foi atingido três vezes por uma arma de fogo. Familiares do professor disseram que ele era constantemente ameaçado pelo ex-marido de sua atual mulher. FUCSEK era coordenador-adjunto do curso de Direito da FMU e professor de direito previdenciário. O caso foi registrado no 28º DP (FREGUESIA DO Ó).

Em novo balanço divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de mortos em decorrência da dengue saltou de cinco para oito. As vítimas são duas mulheres, de 25 e 64 anos, e um homem de 52. Eles eram moradores de CANGAÍBA e CIDADE LÍDER, na zona leste, e VILA MEDEIROS, zona norte, respectivamente.
Conforme a pasta, as vítimas mais velhas apresentavam outras doenças, como hipertensão, o que agrava o quadro de dengue. Já a mulher de 25 anos demorou para buscar atendimento e quando o fez já era tarde. Além dessas oito mortes, outras 25 estão sendo investigadas pela Prefeitura. No ano passado, a cidade registrou 14 óbitos.
Além do aumento nas mortes, cresce a cada dia o registro de novos infectados pelo mosquito AEDES AEGYPTI. O total de ocorrências nos quatro primeiros meses de 2015 já é superior à soma de todo o ano passado.  É o maior número de casos da história da capital desde que começou a ser feita a medição, em 1980. O recorde anterior ocorreu no ano passado.

O assassinato de uma menina de 9 anos gerou, nesta tarde, uma série de depredações a ônibus no ITAIM PAULISTA. A garota foi encontrada dentro de casa, por volta das 12 horas, com um ferimento profundo na cabeça, feito por um facão. A mãe tinha saído para comprar um lanche, que seria dado de almoço para a filha. Revoltadas, várias pessoas saíram às ruas para protestar contra a violência e tentar encontrar o possível culpado pelo crime. Pelo menos três ônibus foram parados e incendiados. Os passageiros, os motoristas e cobradores foram retirados dos coletivos antes do ataque. Ninguém ficou ferido. Segundo o Corpo de Bombeiros, dois dos coletivos foram incendiados em POÁ, cidade vizinha ao local do assassinato. A AVENIDA KEMEL ADDAS ficou totalmente bloqueada e o comércio chegou a fechar as portas por medo de vandalismo.

O sonho de MURILO DE FREITAS GONÇALES, de 7 anos, é ser médico ou policial. Depois do ocorrido na terça-feira, dia 5 de maio, o menino tem ainda mais motivos para escolher uma das duas profissões. Graças aos oficiais do ÁGUIA da Polícia Militar e aos doutores do INCOR, MURILO conseguiu um coração novo e ganhou uma esperança de viver.
A história do garoto apaixonado pelo PALMEIRAS começou às 4 horas de terça-feira, em MARÍLIA, no interior de SÃO PAULO, onde mora com a família. No meio da madrugada ele recebeu o telefonema esperado há dois anos, quando foi diagnosticado com uma grave doença cardíaca. Havia no INCOR, há 440 quilômetros de distância, um coração compatível.
Para isso ele precisaria estar no hospital até às 10 horas. Pai, mãe, os avós maternos de MURILO, é claro, subiram no carro às pressas. O que eles não esperavam era o congestionamento na Rodovia CASTELLO BRANCO por conta do trânsito cheio nas marginais TIETÊ e PINHEIROS.
Parada em SOROCABA, a mãe de MURILO, ADRIANA STEFANINI FREITAS, de 42 anos, ligou para o 190, o serviço de emergência da Polícia Militar. A ajuda teria de vir do céu. E foi do alto que apareceu o helicóptero ÁGUIA da PM. Trinta minutos depois. a aeronave pousou no canteiro da rodovia. A bordo, três policiais e uma médica. "Foi a primeira vez que participei de uma operação para levar até o hospital uma criança que seria transplantada. Foi uma das maiores emoções que já vivi", admitiu, hoje, o TENENTE PM ADRIANO DUARTE, 30 anos.
Durante o trajeto, de pouco mais de 30 minutos, MURILO contou sobre a paixão pelo PALMEIRAS. Mostrou no aparelho dentário o símbolo do clube paulistano. Em mais uma surpresa, o ÁGUIA passou em cima do ALLIANZ PARQUE, o novo estádio do VERDÃO. "Estava praticamente dentro da rota do INCOR. O olho do menino brilhou de tanta emoção. Vou guardar essa cena para sempre", afirmou o SARGENTO PM AGMAR FELIPE SARAIVA. No final da aventura, já no INCOR, MURILO se despediu dos policiais com um toque de mão. DALI ele foi ganhar um novo coração.
O CAPITÃO PM MARCELO TASSO era o piloto do helicóptero que levou MURILO até o INCOR. Há 25 anos na PM e há 15 anos no GRUPAMENTO AÉREO, TASSO se lembrou dos dois filhos ao pousar a aeronave no canteiro da lotada RODOVIA CASTELLO BRANCO para socorrer o menino. Tenho duas crianças, uma de 2 e outra de 5 anos. Pensei nelas ha hora que vi o MURILO. A gente que é pai sabe como é importante a vida de um filho. Já realizamos 358 missões para buscar pessoas que necessitam de transplante ou para buscar o órgão que será transplantado. Com certeza. Doar um órgão é uma lição de vida. Estamos progredindo a cada ano. Só no ano passado foram 40 missões.
A cardiologista ESTELA AZEKA, coordenadora clínica do Programa de Transplante Cardiopediádrico do INCOR, participou do primeiro transplante de coração infantil no hospital, em 30 de outubro de 1992.
Quase 23 anos depois e com mais de 180 procedimentos realizados, ESTELA admite ter vivido um dos momentos mais emocionantes da carreira e da vida ao ver o menino MURILO DE FREITAS GONÇALES, de 7 anos, chegar ao INCOR, o maior centro de transplante cardíaco do país, após ser socorrido por um dos helicópteros da Polícia Militar.
"Eu quero agradecer muito a equipe do ÁGUIA. Eles foram de uma prontidão, de um empenho. Fizeram o trabalho com amor. Foi por uma causa humanitária. Isso é emocionante e permite que a gente tenha esperança sempre", disse a médica com os olhos marejados.
Segundo ESTELA, o estado clínico de MURILO é considerado estável. "As 72 horas após o transplante são fundamentais. Ele teve uma convulsão, mas conseguimos estabilizar o seu quadro. Transplante é o procedimento médico mais agressivo que existe. Exige muitos cuidados, mas estamos confiantes na recuperação do MURILO", afirmou, hoje à tarde, 48 horas apos a cirurgia. MURILO aguardava um transplante desde outubro do ano passado. Segundo o pai, RONALDO PEREIRA GONÇALES, de 36 anos, o menino era o número 57 na fila de transplantes.

PELÉ voltou ao Hospital ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO, meses após ficar cerca de duas semanas internado, entre novembro e dezembro do ano passado. O Rei do Futebol passou por uma operação na próstata e ficará internado em observação até amanhã, data prevista para que a alta seja autorizada.
O hospital não divulgou um boletim médico sobre o quadro clínico de PELÉ. Segundo informações do site GLOBOESPORTE.COM, a cirurgia corrigiu uma hiperplasia na próstata, problema que retém a urina e aumenta as chances de ocorrer uma infecção na região - causa da última internação do ex-jogador. Aos 74 anos, PELÉ é acompanhado de perto pelos mesmos médicos que o trataram no ano passado. Na oportunidade, o REI precisou ficar seis dias internado na UTI do EINSTEIN antes de ser liberado.
O craque admitiu, em entrevista após a alta, ter ficado assustado com o problema. Mas, deixando a preocupação de lado, brincou, dizendo estar se preparando para jogar com o time que disputará a OLIMPÍADA do RIO DE JANEIRO, em 2016.

Jogando em casa, o tenista espanhol RAFAEL NADAL despachou mais um rival no MASTERS 1000 DE MADRI. Ele venceu com tranquilidade o italiano SIMONE BOLELLI, por 2 sets a 0, em pouco mais de uma hora e dez minutos de jogo. A vitória garantiu NADAL nas quartas de final do torneio, tendo pela frente o búlgaro GRIGOR DIMITROV, que eliminou o suíço STAN WAWRINKA, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6, 3/6 e 6/3.

Partes de corpos estão espalhadas em encostas em uma montanha no NEPAL e até 300 pessoas, inclusive estrangeiros, possivelmente foram soterradas por uma avalanche provocada pelo terremoto que devastou o país em abril, informou GAUTAM RIMAL, administrador do vilarejo de LANGTANG, a 60 km da capital KATMANDU. Cerca de 110 corpos foram recuperados desde sábado. "Há partes de corpos e membros quebrados espalhados", disse. O governo informou que 7.759 pessoas morreram no terremoto e mais de 16 mil ficaram feridas.

A presidente do CHILE, MICHELE BACHELET, anunciou ter pedido a todos os ministros do governo que renunciem em um prazo de 72 horas. A administração dela vive um momento de turbulência política e crise de confiança que se traduziram em uma queda acentuada de apoio. "Há algumas horas pedi a renúncia de todos os ministros e me darei 72 horas para decidir quais deles ficarão e quais terão de deixar o governo", afirmou BACHELET à TV chilena, na noite de ontem.    

Um incêndio forçou o fechamento do Aeroporto de FIUMICINO, em ROMA, na ITÁLIA, por 14 horas. A meia-noite de hoje, um curto-circuito em uma área de bagagens provocou fogo que espalhou muita fumaça, deixando três pessoas intoxicadas. Além dos danos na área, o terminal ficou completamente lotado de usuários à espera. Todas as chegadas e partidas foram canceladas, exceto por alguns voos intercontinentais.

2016   :     -   SÁBADO
Publicação do Diário Oficial de 7 de maio de 2016
Transferindo para reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constitui- ção Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-14, o Maj PM 914046-8 Renato de Andrade Dias Nogueira - 18º BPM/M - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-1601/16 - Pr. 7.191.645/16). Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constitui- ção Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-6/02/14, de 19-8-14, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 876705-0 Marcia Ezivania Lopes Maciel Rodrigues - DP - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-1610/16 - Pr. 7.195.578/16).

Minha saúde não é boa. Tenho dificuldades de concentração nesta manhã. Trabalho no computador, mas minha mente não é a mesma. Mesmo assim atualizo o dia 5 de maio em minhas memórias.
Abrindo a caixa de mensagens, no computador, encontro uma que me é enviada pelo SUBTENENTE GEORGE TRAJANO:

Centenário João Macedo de Oliveira

Bom dia Cel Ventura.
A cerca de um mês este trabalhos vem sido desenvolvido pela equipe do Bognar, e após uma série de atividades realizadas  com o intuito de coletar dados que pudessem ser exposto e mostrasse o que este cidadão fez ao longo de sua vida, com pleno êxito a missão foi cumprida.
Em anexo remeto o convite para as atividades a serem realizadas na câmara municipal de Osasco e Shopping Osasco Plaza.
Coronel veja se há possibilidade de estar conosco nesta segunda, dia em que se dará a abertura da exposição no Osasco Plaza, após o término das atividades posso levar o senhor para casa ou para outro compromisso que por necessidade tenha que estar presente.
Pude participar da preparação desse trabalho e este senhor, que já não está mais entre nós foi um ativo na revolução constitucionalista, sendo condecorado e associado, como pode observar na imagem que enviei via whats App.
Obrigado.                        

O juiz RICARDO MONTE SERRAT manda-me o currículo do TENENTE-CORONEL PM EDUARDO XAVIER FERREIRA MIGON e, depois, mantém um contato telefônico comigo para explicar as razões do atraso no envio do documento que, a princípio, foi remetido para um email errado.
Prezadíssimo Comandante e Presidente, Coronel Ventura,
Segue o currículo do Ten Cel Migon, Comandante do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Pirassununga.
Currículo riquíssimo e personalidade vital para que logo o senhor instale um núcleo MMDC na cidade de onde partiu uma das unidades mais importantes do Exército Constitucionalista de 1932, o então 2º Regimento de Cavalaria Divisionária.
Hoje recebi telefonema de ajudante de ordens do Brigadeiro VALADARES, Comandante da Academia da Força Aérea, perguntando: a) que uniforme o Brigadeiro deve usar na solenidade de recebimento da medalha, em 23 de maio; b) a que horas terá início a solenidade no Mausoléu de 32; c) se o Brigadeiro vai receber do senhor algum convite escrito para a solenidade e o recebimento da medalha.
Peço-lhe que, por obséquio, me passe essas informações com brevidade, pois não gostaria de deixar tão ilustre colaborador do MMDC "na espera"...
Conto com sua compreensão e reconhecida paciência com seus comandados!
Receba mais um cordial abraço do
Ricardo Monte Serrat
                                                        
O que acontece com Cunha a partir de agora? E com a linha sucessória da Presidência da República? Veja a resposta dessas e de outras perguntas abaixo.
Cunha pode voltar à presidência da Câmara e ao mandato de deputado?
A defesa de Cunha prometeu recorrer da decisão. Caso o STF aceite tal recurso, ele poderia voltar ao cargo.
Com a decisão, Cunha perde o foro privilegiado e pode ser preso?
Mesmo afastado, ele mantém a prerrogativa de foro. Sendo assim, só pode ser preso em caso de flagrante. Vale lembrar, porém, que, no caso do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), o STF entendeu que havia um "flagrante continuado", determinando sua prisão mesmo sem um flagrante tradicional.
A decisão pode levar à anulação do processo de impeachment de Dilma, cuja admissibilidade foi decidida por Cunha?
O governo já levantou essa hipótese, mas, por enquanto, é improvável que ela prospere. A decisão de Teori não trata da atuação de Cunha no impeachment. No entanto, outros ministros do STF podem trazer a questão a debate.
Quem preside a Câmara agora?
Enquanto Cunha estiver afastado, é o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), outro investigado na Lava-Jato e que votou contra o impeachment de Dilma Rousseff. Em caso de saída definitiva de Cunha (por decisão do STF ou renúncia), Maranhão convocará eleição para escolher um novo presidente para a Casa.
É possível eleger um novo presidente da Câmara mesmo sem a saída definitiva de Cunha?
Deputados discutem a possibilidade de um acordo para eleger um novo comandante da Casa. São cotados Rogério Rosso (PSD-DF), Jovair Arantes (PTB-GO), Hugo Motta (PMDB-PB) e André Moura (PSC-SE) — os três últimos ligados a Cunha.
Em caso de afastamento de Dilma no processo de impeachment, quem se torna o primeiro da linha sucessória em caso de ausência ou viagem de Michel Temer?
Com o afastamento de Cunha, seu interino, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), não entra na linha sucessória, segundo interpretação da Mesa Diretora da Câmara. Quem poderia fazê-lo seria um novo presidente da Casa, escolhido em novas eleições para a função. Mas Maranhão só teria direito a convocá-las em caso de renúncia de Cunha ou cassação do mandato do deputado do PMDB pelo plenário da Câmara, ainda de acordo com o regimento da Casa. Até que a presidência da Câmara seja resolvida, quem fica após Temer na linha sucessória é o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Afastado, Cunha segue com residência oficial e salário?
Responsável pela parte administrativa da Câmara, o deputado Beto Mansur (PRB-SP) afirmou que, como a situação é nova, o corpo jurídico-administrativo da Casa está estudando a questão e que não havia até a tarde desta quinta uma posição.
Cunha pode frequentar a Câmara?
Sim, a Casa é aberta para entrada de cidadãos, e ex-parlamentares têm inclusive direito de circular pelo plenário da Casa.
Quais são as perspectivas de um eventual governo Michel Temer sem Cunha na Presidência?
Por um lado, Temer se vê temporariamente livre de um aliado que o constrange junto à opinião pública. Por outro lado, perde um aliado com habilidade para comandar a votação de reformas de difícil aprovação do novo governo. Além disso, peemedebistas temem o que um Cunha acuado pode revelar.
Há precedentes de presidentes da Câmara afastados?
Desde a redemocratização do país, em 1985, não. Severino Cavalcanti renunciou voluntariamente em 2005 em meio a denúncias de corrupção. Durante períodos de exceção, como em 1930, 1937 e durante a ditadura iniciada em 1964, o Congresso foi temporariamente fechado, afetando assim os parlamentares. No Império, com regime parlamentarista, Dom Pedro II dissolveu a Câmara para adaptá-la a mudanças de gabinete.

Michel Temer, se necessário, fará uso das forças Armadas para combater milícias petistas
Segue trecho de Ricardo Boechat:
"Michel Temer vai jogar duro em relação aos movimentos sociais contrários ao impeachment de Dilma Rousseff – se houver bloqueios de ruas e ocupações de órgãos públicos, caso o Senado afaste a presidente nesta quarta-feira 11, como parece. Além das forças de segurança, o Judiciário será acionado de pronto para garantir o ir e vir da população e a integridade do patrimônio da União."
Temer terá todo o apoio da população para combater a provável desordem causada pelos movimentos pró-Dilma. Se necessário, uma eventual utilização da força tática terrestre do Exército Brasileiro será bem vinda.

Uma tentativa de assalto na VILA CLEMENTINO terminou com uma mulher de 26 anos morta. O crime ocorreu quando a vítima chegava em casa por volta das 21 horas de ontem. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, VANESSA DIAS HIGASHI foi abordada por um suspeito, armado, em uma motocicleta, a cerca de 50 metros da residência dela.
Vizinhos ouviram gritos e, pelas janelas da Rua POTENJI, viram um homem alto, de capacete, tentando arrancar a bolsa da vítima.
Assustada com a ação criminosa, VANESSA reagiu, puxando de volta o objeto. Nesse momento, o assassino sacou uma arma e atirou no rosto da mulher. Ele fugiu na sequência com a moto sem levar nada da mulher. Na bolsa dela havia dois cartões bancários e 122 reais. A professora foi socorrida ao Hospital SÃO PAULO, mas não resistiu aos ferimentos.

O brasileiro MARCELO MELO voltará à liderança do ranking mundial de duplas. O mineiro se beneficiou da derrota do francês NICOLAS MAHUT, eliminado hoje na semifinal do MASTERS 1000 DE MADRI - se avançasse, MAHUT poderia ultrapassar o atual líder da lista, o britânico JAMIE MURRAY, que havia caído nas oitavas do torneio espanhol. MELO perdera a ponta do ranking no dia 21 de março. Já pela chave de simples, o britânico ANDY MURRAY bateu o espanhol RAFAEL NADAL por 7/5 e 6/4 e vai decidir o título contra o sérvio NOVAK DJOKOVIC, número 1 do mundo.

Dando como certo que o plenário do Senado vai autorizar a abertura do processo de impeachment, há uma discussão no governo sobre a conveniência de a presidente DILMA descer a rampa do Palácio do Planalto, acompanhada de movimentos sociais, ao ser notificada de seu afastamento do cargo por até 180 dias, o que deve acontecer na quinta-feira, dia 12, ou na sexta, dia 13.
Auxiliares da petista argumentam que esse gesto simbólico passará a imagem de que o governo acabou, contrariando a estratégia de DILMA e do PT de manter a militância e os movimentos sociais mobilizados, e de transformar o Palácio da ALVORADA em um bunker até o Senado julgar o mérito do processo, o que tem prazo de 180 dias para ocorrer.
DILMA quer descer a rampa e entidades como a CUT, MST e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto já estão preparados para isso. O objetivo dela é deixar o governo "aplaudida pelo povo", nas palavras de assessores do Planalto. "Ela vai ter de sair de qualquer jeito, porque não vamos ficar entrincheirados no Planalto, então que seja pela porta da frente, de cabeça erguida, abraçada pela massa e, principalmente, fazendo um discurso de que vai resistir ao golpe", confirmou um dirigente da CUT ao jornal O GLOBO.  ma tey ages)
Na última onda de repressão contra a proeminente comunidade cristã chinesa da província de Zhejiang, no sudeste da China, as autoridades comunistas demoliram duas igrejas em 13 e 14 de abril.
Uma mulher faleceu numa demolição realizada em 14 de abril quando ela e o marido, ambos cristãos que protestavam contra a destruição de sua igreja na cidade de Wenzhou, foram soterrados vivos por um trator.
Outra igreja de 3 andares, avaliada em cerca de 1,64 milhões de reais, também localizada em Wenzhou, foi derrubada em 13 de abril sob o pretexto de que foi construída ilegalmente e que sua cruz era muito alta, segundo a China Aid, uma organização cristã de direitos humanos e sem fins lucrativos baseada nos Estados Unidos.
Embora o Partido Comunista Chinês (PCC) mantenha uma rígida política de ateísmo entre os seus membros, ele também administra uma série de organizações religiosas politizadas que promovem a linha do partido entre o clero de cinco religiões reconhecidas.
A aparente hipocrisia foi mais reforçada em declarações recentes de Xi Jinping, o atual líder do PCC, durante uma conferência política em que ele reiterou a necessidade de afastar os jovens de crenças religiosas e que os líderes religiosos devem “interpretar as doutrinas religiosas de uma forma a apoiar o progresso da China moderna.”
A destruição das duas igrejas em Wenzhou é apenas um episódio na campanha extraoficial do regime contra o cristianismo chinês desde 2014. Mais de 2 mil cruzes foram removidas de igrejas em Zhejiang, geralmente com a desculpa de violarem os regulamentos de construção. Em março, cinquenta cruzes foram removidas apenas em Wenzhou.
Religiosos chineses acreditam que a cruz, que é o símbolo central do cristianismo, não satisfaz as autoridades comunistas, as quais preferem que manifestações religiosas ocorram exclusivamente fora da vista pública.
Cristãos na China que não aderem às congregações controladas pelo Partido Comunista, incluindo cerca de 6 milhões de chineses que seguem a Igreja Católica Romana baseada no Vaticano, estão sujeitos a perseguição física.
Sacerdotes têm sido rotineiramente presos ou enviados para campos de trabalhos forçados onde sofrem torturas. Em abril, cinco sacerdotes foram detidos pelas autoridades e um foi encontrado morto, a versão oficialmente diz que foi suicídio.