sábado, 23 de julho de 2016

IMAGENS DA SOLENIDADE DE 22 DE JULHO DE 2016 NO MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA.

No Mausoléu aos Heróis de 32 (Obelisco do Ibirapuera) com o CoronelPM Mario Ventura, presidente da Sociedade Veteranos De 32 - Mmdc. Também ao lado os túmulos do advogado, jornalista, heraldista, crítico de cinema, poeta, ensaísta e tradutor brasileiro Guilherme de Almeida, e do MMDC (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo).
CurtirMostrar mais reações
Comentar

21 DE JULHO DE 2016 - QUINTA-FEIRA



DIA  V I N T E    E   U M   DE    J U L H O    DE    2016     -     QUINTA - F E I R A. 
79 anos, seis meses e 24 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
12º DIA DO ANO 66º
58 anos e 48 dias na PMESP.
57 anos e 160 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 767 dias – 496 500 horas.
52 anos e 318 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
28 anos e 130 dias no Posto de Coronel – 340 meses e 8 dias.
5 anos e 14 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 418 dias CORONEL - 24 anos e 220 dias na reserva.
10 974-263 220                              10 418-249 860                         10 317-880 500.
DIA DE SÃO DANIEL. Jovem judeu, DANIEL foi deportado para a corte de NABUCODONOSOR, tendo-lhe decifrado o sonho das sete vacas magras e das sete vacas gordas. Com a morte de NABUCODONOSOR, DARIO mandou jogar DANIEL à cova dos leões, quando viu que o profeta havia sobrevivido, libertou-o.  Ficou  na  BABILÔNIA  até  537 a.C. O livro de DANIEL tem como objetivo manter a esperança do povo.
DIA DE SÃO LOURENÇO DE BRÍNDISI. Nascido na ITÁLIA, já aos seis anos repetia os sermões que ouvira, e produzia assim tanto bem às almas, que foi encarregado pelo seu bispo de  “pregar” na catedral.

2372 a. data em que se acredita que HEROSTRATUS, morador da cidade de ÉFESO, uma antiga colônia grega, colocou fogo no TEMPLO DE ÁRTEMIS, em nome de sua própria fama, em 21 de julho de 356 a.C. Erguido por volta de 550 a.C. por ordem do rei CROESUS, da LÍDIA o edifício reverenciava a deusa ligada à fertilidade e à natureza. A versão reconstruída logo em seguida se tornaria uma das SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO.
403 a. aos 16 anos de idade, MIKHAIL FYODOROVICH ROMANOV é coroado czar da RÚSSIA no dia 21 de julho de 1613 e dá início à dinastia ROMANOV, a última do país. Ele permaneceu no poder até a morte, em 1645, mas a dinastia só perdeu o controle do país durante a revolução de 1917, quando NICOLAU II foi obrigado a abdicar e depois assassinado. 
218 a. tropas francesas de NAPOLEÃO BONAPARTE tomam o CAIRO, em 21 de julho de 1798.
216 a. nasce AURELIANO DE SOUZA E OLIVEIRA COUTINHO, VISCONDE DE SEPETIBA em Niterói, RIO, em 21 de julho de 1800. Falece em Niterói, no dia 24 de setembro de 1855. Magistrado. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal, em 1825. Juiz de Fora e ouvidor em SÃO JOÃO DEL REI e OURO PRETO. Deputado geral por MINAS GERAIS (1830/33) e RIO DE JANEIRO (1838/41). Presidente da Província de SÃO PAULO, em 1831. Juiz de órfãos do RIO. Intendente Geral de Polícia, no RIO. Desembargador, em 1833. Ministro do Império, em 1833. Ministro da Justiça (1833/35). Ministro de Estrangeiros (cumulativamente), em 1834/35. Conselheiro de Estado, em 1842. Presidente da Província do RIO DE JANEIRO (1844/48). Senador por ALAGOAS (1843/55). Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Comendador da Ordem da Rosa e do Cruzeiro. Agraciado pelo imperador D. PEDRO II com o título de VISCONDE DE SEPETIBA. Foi de sua iniciativa a antecipação da maioridade de D.PEDRO II, de 18 para 15 anos.
199 a. no “CONGRESSO DE TUCUMÁN”, na ARGENTINA, fica solenemente declarada a independência das Províncias Unidas do RIO DA PRATA, em 21 de julho de 1816.
194 a. AGUSTIN ITURBIDE é coroado imperador do MÉXICO, em 21 de julho de 1822, passando a ter a alcunha de AGUSTINI.
176 a. DOM PEDRO II alcança a maioridade e assume suas funções no governo do BRASIL IMPERIAL, em 21 de julho de 1840.
163 a. do CENTRAL PARK, em NOVA YORK. O CENTRAL PARK não é uma reserva natural. A área verde começou a ser planejada em 21 de julho de 1853, quando as autoridades nova-iorquinas deram a ordem oficial para a criação do grandioso parque no coração da metrópole. A prefeitura precisou de cinco anos para desalojar 1,6 mil pessoas que moravam na região, incluindo vários criadores de porcos e jardineiros irlandeses. Com área maior que o Principado de MÔNACO, o CENTRAL PARK recebe por ano a visita de cerca de 25 milhões de pessoas do mundo inteiro. A área verde possui nada menos que 93 quilômetros de caminhos pavimentados, 9 mil bancos e 26 mil árvores. A maior mudança do parque aconteceu em 1943, sob a liderança do encarregado de parques ROBERT MOSES. Ele o tornou um lugar de recreação funcional, adicionando 19 playgrounds, 12 campos de bola e um rinque de patinação, entre outros. MOSES encheu o antigo reservatório CROTON para criar o GREAT LAWN. Grande parte do financiamento veio de programas do NEW DEAL e de fundos privados. O PARQUE serviu de cenário para filmes: HAIR, DESCALÇOS NO PARQUE, MARATONA DA MORTE, HANNAH E SUAS IRMÃS, PROCURA-SE SUSAN DESESPERADAMENTE e KRAMER vs. KRAMER. O atentado contra JOHN LENNON figura na história policial do parque ao lado de numerosos assaltos, violações e assassinatos. O fato de cerca de 25 milhões de pessoas poderem passar sem medo pelo CENTRAL PARK a cada ano deve-se em parte ao ex-prefeito RUDOLPH GIULIANI, que fez a polícia agir sob o lema da “tolerância zero”. Na época, alguns nova-iorquinos torceram o nariz para o que lhes pareceu um excesso, mas a cidade e seu parque se tornaram um território mais seguro.
121 a. falece JOSÉ ANTÔNIO SARAIVA, na BAHIA, em 21 de julho de 1895. Nasceu na BAHIA, na cidade de SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO no dia 1º de março de 1823. Uma breve biografia daquele que foi um dos presidentes da Província de SÃO PAULO, em 1854/55, acha-se registrada por ocasião do lançamento da data de seu nascimento, nessas memórias.
119 a. das publicações no DIÁRIO POPULAR de 21 de julho de 1897: alguns moradores, proprietários de prédios da Rua HENRIQUE DIAS, e pontos próximos dos armazéns da Estrada de Ferro Inglesa no PARI reclamam dos poderes municipais providências sobre a falta de iluminação pública por ali. Convém notar no entanto que a Câmara conhece aquelas ruas, pois os seus proprietários pagam pesados impostos.
Circulando há dias notícias que havia cessado a febre amarela em ARARAQUARA, recebemos hoje dos nossos colegas de imprensa da GAZETINHA, o seguinte telegrama: “Recrudesce a febre amarela. No dia 19 manifestaram-se mais dois casos novos na Redação da GAZETINHA”.
O GENERAL ARTHUR OSCAR, comandante geral da expedição militar contra CANUDOS teve notícias de que o célebre bandido PAGEÚ, um dos chefes dos jagunços está ferido e foi nesse estado transportado para uma fazenda naquelas imediações. O comando em chefe expediu ordens, mandando uma escolta para assaltar a fazenda e ver se consegue prender aquele chefe.
O MARECHAL MACHADO BITTENCOURT, ministro da Guerra, recebeu comunicação do GENERAL ARTHUR OSCAR dizendo que a 13 de julho havia chegado a CANUDOS um comboio com gêneros e munições de guerra.
118 a. nasce o escritor ERNEST MILLER HEMINGWAY no dia 21 de julho de 1898. Suicida-se em 2 julho de 1961.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR em 21 de julho de 1898: por falta de número não entrou ontem em julgamento o réu MANOEL ANTELLO, pelo crime de falsificação de estampilhas, ficando esse julgamento adiado para a sessão de hoje. O senhor doutor Juiz federal multou em 20$ cada um, todos os jurados que deixaram de comparecer sem causa justificada.
Evadiram-se da cadeia de RIBEIRÃO PRETO, sendo a ela recolhidos novamente, os presos INOCÊNCIO DE OLIVEIRA, MIGUEL ZAGAMBA e JOÃO MONTEIRO DO NASCIMENTO.
Os títulos de empréstimo brasileiro de 1889 do juro de 4%, estão sendo cotados no mercado da Bolsa de LONDRES a 50, com tendência para alta.
O câmbio continua oscilante estando hoje entre as taxas de 7 ¾ e 7 5/16. Os baixistas forçam a queda do câmbio.
Seguiu para a ITÁLIA o doutor CAMPOS SALLES que em TURIM visitará o rei HUMBERTO.
Telegramas de HAVANA comunicam que a esquadra americana durante o bombardeio do porto de MANZANILLO, incendiou três vapores mercantes espanhóis e as canhoneiras SENTINELA, DELGADO DE PAREJO. O governo espanhol já teve confirmação disto.
O presidente MACKINLEY ordenou que sejam apressados os preparativos para a expedição militar, que tem de partir brevemente para ocupar PORTO RICO.
As comunicações telegráficas entre a ILHA DE CUBA e a PENÍNSULA estão interrompidas, devido à ocupação de SANTIAGO pelas tropas americanas.   .    
117 a. das publicações do jornal DIÁRIO POPULAR, na edição de 21 de julho de 1899: faz hoje 3 anos que assassinada, no prédio número 35 da Rua da CONCEIÇÃO, dona NARCIZA DE CARVALHO, sem que até hoje a polícia tenha descoberto indício do autor ou autores desse escandaloso crime.
Sabemos que o Engenho Central de CAPIVARI, importante estabelecimento agrícola e industrial do Estado, tem-se achado em grande laboração com a sua moagem de canas, que são bastantes e pouco sofreram com as geadas. Sabemos mais que estão montando ali novas e possantes moendas, bem como maquinismos para aumentar a força motriz já que muito considerável, de modo que dito engenho vai talvez dobrar a sua capacidade que já é grande.
BRAGANÇA – os fiscais da Câmara intimaram os proprietários de máquinas de beneficiar a não depositarem a palha do café nas várzeas e outros lugares onde possa ser prejudicada a saúde pública.
O projeto que fixa a receita geral da República pra 1900, é calculada em 310.100:657$000, sendo em ouro 28.347:667$. E a despesa?
Refere o CORREIO, em telegrama, que os deputados federais ANÍSIO ABREU e MARCOS ARAÚJO esmurraram-se em pleno recinto da Câmara Federal, a propósito de uma discussão de negócios do PIAUÍ.
Rio – O conde PIETRO ANTONELLI, ministro italiano, no relatório que mandou ao seu governo mostra o estado de prosperidade dos colonos italianos e aconselha o governo a fomentar a imigração para o BRASIL.
SANTIAGO – da CONCEIÇÃO DO CHILE informam que na última inundação morreram afogados mais de 80 pessoas. Inúmeras casas foram destruídas pelas águas. Grande número de famílias está sem abrigo.   
112 a. de notícias alarmantes publicadas em jornais de 21 de julho de 1904, acerca da epidemia da varíola. O doutor EMÍLIO RIBAS, diretor do Serviço Sanitário, dirigia circular a todos intendentes municipais: “Havendo-se manifestado epidemicamente a varíola em localidades fora do Estado, com as quais temos sempre rápidas comunicações, convém impedir a invasão e propagação de tão grave enfermidade que, não há muito tempo, causava grandes estragos no seio de nossas populações. Chamo a atenção para a conveniência de providenciardes, a fim de ser dada a máxima expansão à prática da vacinação e revacinação”.
111 a. nasce Dona LEONOR MENDES DE BARROS no dia 21 de julho de 1905. Casou-se com ADHEMAR DE BARROS em 6 de abril de 1927.
108 a. nasce BIANCA MORANDI TELLES RUDGE. Bianca Morandi Telles Rudge, portadora da cédula de identidade RG n. 1.011.012, nasceu em São Paulo, Capital, aos 21 de julho de 1908. Sua mãe se chamava Assumpta  Valdinocci Morandi e seu pai Lincoln Morandi, e eles eram italianos. Estudou em São Paulo em um colégio italiano. Passou sua adolescência na cidade de Santos, onde seu pai era agente de uma Cia de Navegação. Ao regressar à São Paulo, com vinte anos aproximadamente, conheceu seu futuro marido, Antonio Telles Rudge. Por ocasião de seu noivado, estourou a Revolução de 1932. Com muita tristeza, Bianca assistiu da janela de sua casa, na Alameda Barão de Limeira, em São Paulo, os jovens se reunirem para realizar o alistamento. Antonio Telles Rudge logo se alistou como voluntário no movimento revolucionário, e, já no dia 12 de julho, três dias após o início da revolução, estava à caminho do combate, servindo no Batalhão Romão Gomes. A despedida foi muito triste, pois não sabia se seu noivo iria voltar com vida ou não. Bianca resolveu ajudar na revolução da maneira que podia e sabia. Tinha poucas jóias, que foram doadas. Sabia costurar, então foi, juntamente com várias outras moças e senhoras, confeccionar “saquinhos de primeiros socorros”, malhas, gorros e luvas de lã para o frio. Todo este material era enviado aos combatentes. O local em que Bianca trabalhava costurando era no antigo Cine República, na Praça da República, em São Paulo. Bianca conta que o movimento paulista foi extremamente contagiante, e que todos lutavam juntos por uma causa, por um Brasil melhor e democrático. Felizmente seu noivo Antonio voltou vivo, eles se casaram e tiveram dois filhos, Antonio Carlos e Maria Helena. Sua filha em setembro de 2012 manda correspondência para o MMDC a fim de que sua mãe seja condecorada na Assembléia Legislativa em 1º de outubro de 2012. “Bianca hoje possui 104 anos, está bem de saúde, porém com algumas limitações que a idade lhe impõe. Mora atualmente na cidade de Bauru, SP, juntamente com sua filha, netos e bisnetos. Este é o breve relato da vida de Bianca, que encaminho à Sociedade Veteranos de 32 –MMDC, para conhecimento e análise de possível recebimento de mérito.” (Ana Helena Rudge de Paula Guimarães - neta de Bianca Morandi Telles Rudge)
106 a. em nome do Presidente da República, NILO PEÇANHA, o CORONEL BENTO RIBEIRO e o CAPITÃO-DE-CORVETA PENIDO, seus ajudantes de ordens, visitaram ontem os senadores RUY BARBOSA e QUINTINO BOCAYUVA, que se acham enfermos, em 21 de julho de 1909.
107 a. DOM JAYME DE BOURBON partiu de PARIS para VARESE, a fim de assistir aos funerais do seu pai, DOM CARLOS DE BOURBON, pretendente ao trono da ESPANHA, em 21 de julho de 1909.
105 a. (PINDAMONHANGABA) O fiscal da câmara tem apreendido os veículos de vendedores de leite, por falta de pagamento de imposto. Têm-se notado que muitos vagabundos e desordeiros estão roubando lampiões da cidade. (publicado no O ESTADO de 21 de julho de 1911).
104 a. ALBÂNIA se levanta contra a dominação turca, em 21 de julho de 1912.
104 a. nasce JÚLIO MARCHI, em 21 de julho de 1912, em BARRETOS. Combateu na região do VALE DO RIO GRANDE, divisa com o Estado de MINAS GERAIS, bem como na região de BARRETOS, durante o Movimento Constitucionalista de 1932. Falece em 28 de setembro de 2008. A Polícia Militar, através de representação do 33º BPMI (BARRETOS) compareceu no velório e no sepultamento, ocasião em que se realizou homenagens ao ex-combatente. Era viúvo e deixou 7 filhos.
103 a. nasce SILVÉRIO SILVINO NETO em SÃO PAULO no dia 21 de julho de 1913. Iniciou sua carreira artística na Rádio Educadora Paulista em 1931. Formou com a famosa dupla ALVARENGA e RANCHINHO o trio “OS MOSQUETEIROS DA GAROA”. Em 1950 foi o vereador mais votado do RIO DE JANEIRO. Como compositor seus maiores sucessos foram “VALSA DOS NAMORADOS” e “ADEUS – CINCO LETRAS QUE CHORAM”.  ’
101 a. de GEORGE SAVALLAS e também do palhaço CAREQUINHA. Ambos nasceram em 21 de julho de 1915.
  99 a. alemães lançam as primeiras bombas de gás asfixiante durante a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, em 21 de julho de 1917.
  84 a. EUCLYDES LORETTI, nomeado pelo Quartel General das Forças Constitucionalistas, assumia o Comando do FORTE DE ITAIPU no dia 21 de julho de 1932.
  82 a. nasce dona JULIETA, esposa do APPARÍCIO (irmão da LUCINDA, filho de dona ESMERALDA, já falecido) em 21 de julho de 1934. É mãe da JOSEFINA MOREIRA FEDATO. NATÁLIA ELIAS FEDATO, nascida em 12 de março de 1997, é sua bisneta.
  78 a. firmado na ARGENTINA um tratado de paz, no dia 21 de julho de 1938, entre a BOLÍVIA e o PARAGUAI, que pôs fim a GUERRA DO CHACO.
  77 a. da partida do navio de luxo alemão WINDHUK, de HAMBURGO, rumo à ÁFRICA, para safáris ou negócios, no dia 21 de julho de 1939. A notícia do início da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL é dada durante a viagem. A ordem é não deixar o navio cair em mãos inimigas. Depois de 78 dias no porto angolano, o navio escapa à noite, perseguido pela Marinha inglesa. O combustível e a água são escassos. Sem conseguir chegar à ARGENTINA, o navio aporta no BRASIL, em SANTOS, disfarçado de japonês, em 7 de dezembro de 1939. Os tripulantes ali tiveram dois anos de vida boa. Financiados pelo consulado alemão, o único naufrágio à vista era o das mocinhas em seus olhos azuis. As férias foram encerradas quando GETÚLIO VARGAS declarou guerra ao EIXO. Por três anos, os mais de 200 tripulantes foram confinados em campos de concentração no interior paulista. Quando o conflito terminou, a maioria não voltou. Do outro lado, só havia uma ALEMANHA aos pedaços. Alguns se acomodaram à latitude que os acolheu. A bordo do WINDHUK partiram 250 tripulantes e mais de 400 passageiros –turistas de safáris, casais em lua-de-mel, comerciantes de ouro e diamantes. Quando o navio empreendia o retorno, na CIDADE DO CABO, na ÁFRICA DO SUL chegaram as ordens da ALEMANHA. Se permanecessem na CIDADE DO CABO, o navio seria confiscado para servir aos Aliados. A maioria dos passageiros, de diferentes países, desembarcou. O navio rumou para o PORTO DE LOBITO, em ANGOLA, então colônia portuguesa. O combustível era insuficiente para voltar a HAMBURGO. Permaneceram 78 dias em LOBITO. Cinco tripulantes fugiram num bote salva-vidas. Chegariam vivos à ALEMANHA depois de 73 dias, numa façanha festejada como heróica. O WINDHUK escalou o mapa da AMÉRICA DO SUL em direção à costa brasileira. Antes de chegar a SANTOS, os marinheiros pintaram o casco de preto. Os chineses que trabalhavam na lavanderia confeccionaram uma nova bandeira. Os ideogramas – chineses – deveriam convencer os brasileiros de que era o navio japonês SANTOS MARU. “Às 4 horas da madrugada me mandaram aprontar a âncora”, recorda HEINZ LANGE. “Quando os funcionários do porto nos viram, loiros e com olhos azuis, começaram a rir”. Era 7 de dezembro de 1939. Na guerra, GETÚLIO VARGAS acendia uma vela a ROOSEVELT e outra a HITLER, para ver de que lado arrancava mais vantagens. Por fim, postou-se ao lado dos ALIADOS. Primeiro, rompeu relações diplomáticas com a ALEMANHA. Em 31 de agosto de 1942, declarou guerra ao EIXO. Os alemães do WINDHUK mudaram imediatamente de status: foram amontoados em caminhões e levados para meses de confinamento no CENTRO DE IMIGRAÇÃO, em SÃO PAULO. “Esse foi o inferno da minha vida”, diz OTTO. “Fiquei todo o tempo com disenteria”, reclamava ERWIN DIETRICH. “Éramos bichos”. Depois eles foram espalhados pelo interior paulista: GUARATINGUETÁ, BAURU, RIBEIRÃO PRETO, PIRASSUNUNGA e PINDAMONHANGABA. Comparados aos campos reservados aos judeus pelos nazistas, os brasileiros eram uma colônia de férias. Em PINDA, eles levaram uma vida de camponeses. Aos domingos, a comunidade da região os visitava. Cada um deles tinha um casal de padrinhos, que mandava quitutes, roupas e artigos de higiene. As namoradas de SANTOS batiam ponto. Times de futebol apareciam para jogar com a equipe dos prisioneiros. Por fim, os alemães se superaram: represaram o rio e fizeram uma piscina. O diário de HEINZ BÖHME dá uma boa idéia da rotina em PINDA: “Quarta-feira, 12 de julho de 1944. Transportei água, estudei português , tarde livre, jogo de futebol, reunião para formar grupo de teatro, programação para a apresentação do concerto”. Quando a guerra acabou, os eindhukers ainda ficaram três meses presos porque o governo não tinha idéia do que fazer com eles. Como continuasse sem inspiração, foram soltos. Não tinham dinheiro para voltar. As notícias da ALEMANHA eram de mais fome que saudade. Lideram como puderam com o atropelo da História. Todo 7 de dezembro, reúnem-se no restaurante alemão WINDHUK, em SÃO PAULO, para recordar. Vendido por cinco milhões de dólares aos EUA, o navio nunca voltou à Pátria que o projetou para a grandeza. Ao contrário, combateu-a carregado de americanos sobre o nome de USS LEJEUNE. Seguiu servindo ao novo império, transportou marines contra a CORÉIA e o VIETNÃ. Dele, hoje, só resta um sino solitário numa base naval da CALIFÓRNIA.      
  76 a. ALEMANHA inicia seus planos de ataque contra a RÚSSIA, durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, em 21 de julho de 1940.
  69 a. morre enforcado, na PRAÇA MAIOR DA PAZ, o ex-presidente boliviano GUALBERTO VILLARROEL, em 21 de julho de 1946.
  67 a. nasce o músico britânico CAT STEVENS, em 21 de julho de 1948.
  65 a. do narrador esportivo da TV, GALVÃO BUENO. Nasceu em 21 de julho de 1950.
  63 a. nasce ROBIN WILLIAMS, astro do cinema norte-americano, em 21 de julho de 1952. Entre seus filmes de maior sucesso estão “BOM DIA, VIETNÔ, “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS, “AMOR ALÉM DA VIDA” e “PATCH ADAMS”.
  61 a. ficam firmados os acordos de GENEBRA sobre a divisão da INDOCHINA, em 21 de julho de 1954. Com isso, foram criados os territórios oficiais de LAOS, CAMBOJA e VIETNÃ.
  52 a. falece LAUDO FERREIRA DE CAMARGO no dia 21 de julho de 1963. Nasceu em AMPARO, em 17 de abril de 1881. Foi interventor federal em São Paulo, na época da Ditadura VARGAS, em 1931. Nos anos de 1932/51, foi Ministro do Supremo Tribunal Federal. Presidente do STF em 1949/51. 
  52 a. atleta soviético VALERI BRUMEL alcança a marca-recorde de 2,28 metros no salto em altura, no dia 21 de julho de 1963.
  51 a. das anotações feitas em 21 de julho de 1964 (terça-feira). ANO 15º MÊS 1º DIA 12º - 6 anos e 47 dias na FORÇA PÚBLICA – 59 anos como 2º TENENTE – 306 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Hoje é o segundo dia do Curso do PONTO IV. Esse curso tem dez dias de duração, das 8 às 12 horas, causando complicação para o serviço.
Nesta data o BG também manda uma Companhia para CAMPOS DO JORDÃO onde se reúnem o PRESIDENTE CASTELLO BRANCO e o Governador de SÃO PAULO, Doutor ADEMAR DE BARROS.
O expediente é de trabalho. Os dois dias em que o Comandante NÓBREGA esteve dispensado fazem com que toda a documentação daquelas datas se atrasassem e hoje o trabalho é dobrado.
Na secretaria apresenta-se o CABO JAIR DO COUTO, que se encontrava de  férias. Sua chegada é providencial, pois a maioria de meus auxiliares encontra-se frequentando o PONTO IV.
Terminado o expediente, tenho de permanecer algumas horas na secretaria, rubricando folhas de assentamento.
O TENENTE NILSON GIRALDI continua no BG, muito embora no dia 15 tenha sido publicada sua adição ao CFA. Hoje entrou de serviço como Oficial de Dia e dá aula para os nossos alunos.
Às 16 horas deixo o BG. Viajo com o 3º SARGENTO ARELY COSTA, meu auxiliar, e passo pela 20ª Delegacia. O relatório do Inquérito Policial em que está implicado o 1º SARGENTO SEBASTIÃO LUIZ DA FONSECA, não está terminado. Falta o depoimento do indiciado. Nessas condições, somente no mês vindouro é que o relatório estará concluído.
Em casa, descanso até a hora da janta. Depois assisto o segundo capítulo de “O SEGREDO DE LAURA” – REPORTER ESSO – 12º capítulo de “SE O MAR CONTASSE” – MANDA BRAZA (reprise de domingo) – O COMBATE.
51 a. dos apontamentos de minhas memórias em 21 de julho de 1965 (quarta-feira). ANO 16º - MÊS 1º - DIA 12º - 7 anos e 47 dias na FORÇA PÚBLICA - 424 dias como 2º TENENTE - 671 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Chego no quartel pouco depois das 6 horas. O ASPIRANTE PORT, Oficial de Dia, vem me dizer que o Comandante ANSELMO já lhe deu ordem para comprar material para o rancho das praças que entram de serviço no guarda do quartel. Isso não entrou em cogitação se a FIF tem ou não tem dinheiro para comprar o material e nem em quanto isso vai ficar. Esse fato me deixa preocupado porque o Comandante está fazendo muitos gastos de uma maneira diferente dos demais e isso contraria as normas.
Na FIF tenho muito trabalho, procurando evitar algum desastre futuro. Em quinze dias de Comando do TENENTE-CORONEL ANSELMO já em acabaram o item orçamentário Despesas Miúdas e de Pronto Pagamento e o sub-título "Economias do CA". É algo perigoso.
Além de minhas atividades como Comandante da Companhia de Comando, saio para ir ao Serviço de Fundos buscar as consignações do mês em curso. No SF encontro-me com o 1º TENENTE CLAUDOVINO DE SOUSA, novo tesoureiro do Serviço Médico. Falamos com o 1º TENENTE ENZI e é nos descontadas algumas guias de recolhimento ao Tesouro do Estado.
No SF ainda nos encontramos com o 2º TENENTE HIGINO (Tesoureiro do Serviço Farmacêutico), 2º TENENTE PÉRICLES RACY CARLOS (15º BP) e outros. As consignações do BG são pouco mais de 85 mil cruzeiros. Como o TENENTE ENZI descontou cerca de 65 mil em guias, recebo do CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU a irrisória quantia de 20.420 cruzeiros.
Dou um pulo ao Serviço de Intendência. Ali converso com os TENENTES FLÁVIO VAZ e MOACYR DE SIQUEIRA. Este último está preocupadíssimo porque entrou na Relação de Acesso, por merecimento para 1º TENENTE. Quer saber quantas vagas existem e quais são suas possibilidades de promoção a 25 de agosto. Hoje dois tenentes-coroneís foram promovidos ao posto de CORONEL: PAULO AFONSO FONSECA PIRES, Chefe do Serviço de Transportes e Manutenção e BOLESTAW ZDANOWICZ.
Retorno ao BG às 11:30 horas. Comandante ANSELMO chama-me e já manda confeccionar pedidos de fornecimento de Material aos Serviços de Engenharia e Transportes e Manutenção.
A situação está mesmo dinamizada com o novo Comandante. Espero que tudo dê certo no fim.
Após o término do expediente, vou à FIF do Batalhão e, às 14 horas, dou a terceira aula para os soldados - Aritmética.
O resto da tarde dedico para descansar e contabilizar o numerário existente em Caixa nesta data. O dia 21 voa e, quase sem sentir, estou perto das 19 horas. Janto na reserva de armas da 1ª Companhia com os SOLDADOS POSSIDÔNIO, DÉCIO AGAZZI e JOÃO. Logo em seguida deixo o BG.     
Em casa ainda assisto televisão. Leio um pouco MICHEL ZEVACO e deito por volta das 22 horas.
  50 a. do lançamento dos principais acontecimentos em 21 de julho de 1966 (quinta-feira). ANO 17º - MÊS 1º - DIA 12º - 8 anos e 47 dias na FORÇA PÚBLICA – 789 dias como 2º TENENTE – 107 dias na 2ª Companhia Independente (GUARULHOS).
Sábado, 11:30 horas (hora de BRASÍLIA) começam as quatro partidas das quartas de final da 8ª COPA DO MUNDO. Quando estas chegarem ao fim, já serão conhecidos os quatro países classificados para disputar as partidas semi-finais, dias 25 e 26 de julho.
No Estádio de WMBLEY, em LONDRES, a INGLATERRA vai jogar contra o selecionado da ARGENTINA; em SHEFFIELD, a ALEMANHA, primeira do Grupo II, jogará contra a seleção do URUGUAI, classificada no segundo posto do Grupo I; em LIVERPOOL, no Estádio de EVERTON, o mesmo onde o BRASIL viu se apagar seu sonho de um tricampeonato, PORTUGAL, primeiro no Grupo III, fará sua partida de quartas de final contra a CORÉIA DO NORTE, cuja classificação em detrimento da ITÁLIA, constituiu-se na surpresa maior da COPA JULES RIMET; em SUNDERLAND, a URSS, primeira colocada em seu Grupo, que foi o IV, vai jogar contra o selecionado da HUNGRIA, que conquistou o segundo posto no Grupo III.
Oito eliminados: - Na última rodada, tivemos o desenlace das Oitavas de Final, e oito países desclassificados: SUÍÇA, MÉXICO, ITÁLIA, FRANÇA, ESPANHA, BRASIL, BULGÁRIA e CHILE.
Não são 11 horas quando deixo meu lar. Viajo com o 1º SARGENTO BENEDITO CUSTÓDIO, do Serviço de Fundos.
Vou ao CORPO MUSICAL onde, com o 2º TENENTE QOAA JOSÉ RAMOS, arrumo um Plano de Aplicação de Verbas de 1966, a fim de ver quais os itens orçamentários que posso pedir para a 2ª Companhia Independente.
No BG, converso com o CAPITÃO IRAHYBA DE PAULA ROSA, 2º TENENTE HUGO CLIVATI, ASPIRANTE ADAUTO FONSECA. Soube que foi transferido para o BATALHÃO DE GUARDAS o CORONEL DELFIM CERQUEIRA NEVES, ex-CHEFE DA CASA MILITAR do governador ADEMAR DE BARROS. Os componentes do BG estão alegres pelo evento. Pensam que assim “espirrará da Unidade o inconveniente MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA.
Na JOÃO TEODORO, embarco num ônibus ESTAÇÕES e dirijo-me ao Banco do Estado de São Paulo. Preciso descontar um cheque de trezentos mil cruzeiros, doado pelo 10º BP. Acontece que a 2ª Companhia Independente não possui conta no Banco do Estado e não posso receber o dinheiro.
Vou então para GUARULHOS, onde chego quase às 15 horas. O 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA está no comando da Companhia, visto o CAPITÃO JAIR estar dispensado.
Rumo para o BANCO DO BRASIL, e, converso com o gerente, Senhor CRISTÓVAM. Abro uma conta em nome do Conselho de Administração da 2ª Companhia Independente e deposito o cheque de trezentos mil cruzeiros que vai para a compensação.
Esta é uma data muito sossegada. Aproveito que nada tenho para fazer na Companhia e experimento guiar o jeep, relembrando-me das aulas que tive na Companhia de Transportes.
O jeep fica à minha disposição, visto que o TENENTE SÉRGIO veio com seu carro. Assim é que o CABO ABÍLIO traz-me até em casa.
Minha esposa saíra com dona MARIA, mulher do SARGENTO AMARAL, que mora perto de casa. Assisto programas de televisão, principalmente nos canais 9 e 2. 
  46 a. nasce o NILDO no dia 21 de julho de 1970. Trabalhou no MMDS quando eu era comandante da área LESTE (CPAM-4) e continuou durante todo o tempo que comandei o CPAI-8, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO e depois o CAES. Afastou-se há anos do MMDS.
  46 a. da publicação do relatório sobre o TERROR, pelos organismos militares de Segurança. No dia 21 de julho de 1970 foi revelado que 39 mortos e 183 feridos seria o total de baixas verificadas no BRASIL desde março de 1967 até 15 de julho de 1970, em conseqüência das ações desenvolvidas pelos diversos movimentos ligados à subversão. Para efeito de pesquisa, as autoridades militares consideravam que o movimento terrorista teria sua ação urbana iniciada em março de 1967, quando o general ARTHUR DA COSTA E SILVA, então ministro do Exército, sofreu atentado a bomba no aeroporto de GUARARAPES, na capital pernambucana. A última vítima do movimento subversivo foi o agente federal IRLANDO DE SOUZA REIS, que morreu durante o seqüestro do embaixador alemão VON HOLLEBEN, no último dia 11 de junho, na GUANABARA. A pesquisa apontava 14 populares mortos e 49 feridos nesse período, entre homens, mulheres e crianças. O Exército tinha, até aquele momento, 3 mortos e 24 feridos. A Marinha contava 1 morto e 1 ferido. A Aeronáutica não teve baixas. As Polícias Militares tiveram 14 baixas e 96 feridos. As polícias civis perderam 7 de seus integrantes, enquanto outros 13 ficaram feridos. 
  39 a. da renúncia do cargo de Presidente do CONSELHO SUPREMO da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC por parte do engenheiro LAURO DE BARROS SICILIANO em 21 de julho de 1977; havia assumido esse cargo em 23 de maio de 1976. O vice-presidente, desembargador JÚLIO IGNÁCIO BOMFIM PONTES assumiu o lugar do doutor SICILIANO.
  38 a. através de um golpe militar, o GENERAL PEREDA assume a presidência da BOLÍVIA, em 21 de julho de 1978.
  37 a. dos lançamentos das seguintes notícias em 21 de julho de 1979: neste sábado faço uma visita à minha mãe em POÁ. Pego muito vento nessa viagem. Minha mãe conta que a filha mais velha da ROSA (minha cunhada) foi internada, há oito dias, no Hospital Psiquiátrico da Cruz Azul. Está junto com minha filha MARIZE.
MARIZETE comenta os seus 23 anos comemorados no dia 12 deste mês. Encontro muita tranquilidade em POÁ. Regresso a GUARULHOS por volta das 17 horas.
Mais uma fuga de menores na FEBEM.
No Nordeste a drama da seca e no Sul 3 graus abaixo de zero.
A televisão mostra uma reportagem sobre a exploração do carvão no RIO GRANDE DO SUL.
O PAPA JOÃO PAULO II visitará a IRLANDA e os EUA.
Novo acordo comercial BRASIL e ROMÊNIA.
TOBAGO – um drama ecológico com o choque entre dois navios petroleiros e 3 milhões de barris espalhados no mar.
Continuo lendo “Ó PARAÍSO PERDIDO”, de MILTON.
Assisto INSTINTO DE ASSASSINO, da série O INCRÍVEL ULK.  
  36 a. assassinado em PARIS o ex-primeiro-ministro da SÍRIA, SALAH EDDIN BITAR, em 21 de julho de 1980.
  36 a. falece Dona MARIA, sogra da LUCINDA, em 21 de julho de 1980.
  36 a. da apresentação do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR ao CPChq, no dia 21 de julho de 1980. Durante um bom tempo serviu no CSM/AM. Foi movimentado do CSM/AM para o 9º BPMM em 3 de março de 2005. Antes de ser reformado, foi transferido para o 43º BPMM, onde terminou o seu tempo ativo. Passou para a inatividade como 3º Sargento PM.  
  35 a. turco ALI AGCA, que tentou matar o PAPA JOÃO PAULO II, é condenado à prisão perpétua por um júri de ROMA, em 21 de julho de 1981.
  34 a. JORNAL DA TARDE de 21 de julho de 1982 destacava que centenas de empresas em todo o País haviam se negado a pagar o FINSOCIAL, imposto criado para garantir benefícios aos trabalhadores. Além disso, a seção “ESTILO DE VIDA” trazia as tendências de moda para o inverno. No futebol, a edição mostrava detalhes dos nove jogos do Campeonato Paulista que seriam realizados no dia.
  31 a e 2 meses que estamos morando na Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO - JARDIM VILA MARIA - GUARULHOS.
  29 a. falece o PROF. CARLOS ALBERTO CARVALHO PINTO no dia 21 de julho de 1987. Nasceu em 15 de março de 1910. Formou-se em Direito, na turma de 1931, na Faculdade do Largo de São Francisco. Foi professor de Ciência das Finanças na Faculdade Paulista de Direito. Advogado da Prefeitura de São Paulo. Assessor Jurídico dos prefeitos PRESTES MAIA (1938/45) e ABRAÃO RIBEIRO (1945/47). Professor de Ciência das Finanças da PUC de São Paulo. Secretário das Finanças do Município de São Paulo  (1953/54). Secretário de Estado da Fazenda (1955/58). Governador do Estado de São Paulo (1959/63). Ministro da Fazenda em 1963. Senador da República (1967/75). Outras anotações nesta data: temperatura fria nesta terça-feira. Os bons dias de calor de julho se afastaram. Mais um dia duro no CSP:
ECONOMIA – aulas números 17 e 18. Vimos os objetivos do Sistema Econômico Brasileiro.
O CORONEL PM RALPH volta a dar aulas de DOUTRINA DE EMPREGO DAS PMs. Desde o dia 16 de junho não dava aulas. Ele responde atualmente pelo Comando do Policiamento do Interior. Vimos hoje a Legislação pertinente às missões da PM. Contraria as idéias do TENENTE-CORONEL PM TERRA e do TENENTE-CORONEL PM BORDINI, confundindo as cabeças dos oficiais alunos  do Curso Superior de Polícia.
MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS – TENENTE-CORONEL PM PROFÍCIO dá as aulas de números 13 e 14 (faltam 14). Vimos os Partidos Políticos: PT, PCB e PC do B.
Professor RUIZ está dando aulas de METODOLOGIA CIENTÍFICA quando adentram a sala os CORONEIS PM NIOMAR (DEI) e FUGA (CAES) e o TENENTE-CORONEL PM TERRA. Depois de muita “guerra” e de “lavagem da roupa suja” fica-decidido pelo CORONEL PM NIOMAR CYRNE DE BEZERRA que a fórmula de minimizar os efeitos das notas baixas dadas pelo TERRA seria a elaboração de um trabalho com PESO DOIS, individual, optativo. Se eu fosse o TERRA não daria mais aula no CAES dado o vexame pelo qual passou. É lamentável um fato desse ter acontecido com a nossa turma.
Tomamos conhecimento da nota de SOCIOLOGIA. Fico com dez.
Nesta noite fria estudo DIREITO ADMINISTRATIVO.
O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está completando hoje sete anos no CHOQUE.
O menino PAULO CÉSAR ABUD JÚNIOR, de 4 anos, filho de um médico de CASSILÂNDIA – MATO GROSSO DO SUL – foi seqüestrado ontem pela manhã por três homens que invadiram sua casa para roubar. Cercados em uma fazenda, os seqüestradores fugiram, levando, além da criança, um tenente da PM como refém. Querem quinze milhões de cruzados de resgate e a polícia distante.
Faleceu o Padre VÍCTOR COELHO DE ALMEIDA, aos 87 anos. Ele é tido como o APÓSTOLO DA RÁDIO BRASILEIRA.          
  28 a. falece o SENADOR AMARAL FURLAN, em 21 de julho de 1988.
  26 a. do assassinato: ALBERTO SALUSTIANO BORGES, no dia 21 de julho de 1990. Conhecido pela alcunha de CHOCOLATE, ele cumpria pena no Presídio de Segurança Máxima - BANGU 1 - , no  RIO.
  26 a. morre o cineasta soviético SERGUEI PARADJANOV, em 21 de julho de 1990.
  25 a. falece PAUL WARWICK, na quinta etapa da FÓRMULA 3000, em 21 de julho de 1991.
  25 a. presidente da MAURITÂNIA, MUAULYA ULD SIDI, firma o decreto da primeira Constituição do país, legalizando os partidos políticos, em 21 de julho de 1991.
  23 a. do suicídio de GABRIELE CAGLIARI, ex-presidente da ENI, na ITÁLIA, no dia 21 de julho de 1993, em virtude da OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS.
  23 a. do ataque guerrilheiro ocorrido na NICARÁGUA – 24 pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas – nos maiores combates ocorridos desde o fim da guerra civil na década de 80, conforme as palavras do general HUMBERTO ORTEGA, comandante das Forças Armadas. “Sérios confrontos continuam em ESTELI”, afirmou o general numa entrevista coletiva. A cidade do norte da NICARÁGUA, a 110 km de MANÁGUA, foi atacada por mais de cem rebeldes esquerdistas, no dia 21 de julho de 1993.
  23 a. do suicídio de VINCENT FOSTER, de 48 anos, amigo íntimo do casal CLINTON, com um tiro na cabeça, em 21 de julho de 1993. Seu corpo foi encontrado dentro de seu carro, numa rua à beira do RIO POTOMAC, em WASHINGTON.
  22 a. do encontro do corpo da cantora MÍRIAM BATUCADA, no dia 21 de julho de 1994.
  22 a. da eleição de TONY BLAIR, então com a idade de 41 anos, deputado por SEDGEFIELD, a cidade líder trabalhista na INGLATERRA, o mais jovem da história do partido, no dia 21 de julho de 1994. Candidato de direita, ele venceu a eleição com 57% dos votos, seguido de JOHN PRESCOTT, representante da esquerda, com 24,1%, e MARGARET BECKETT, que recebeu 18,9% dos votos. BECKETT assumira a liderança do partido desde a morte de JOHN SMITH, vítima de um ataque cardíaco, em maio de 1994. Em uma segunda eleição, PRESCOTT foi eleito vice-líder.
  20 a. morre o músico e compositor porto-riquenho RAFAEL CEPEDA ATILES, em 21 de julho de 1996.
  19 a. das seguintes anotações em 21 de julho de 1997: nesta segunda-feira temos um dia atípico: cai muito a temperatura, chove, venta, esfria desagradavelmente. Viajo no carro SANTANA e o deixo no CCB depois de atravessar um trânsito difícil no centro da cidade. Vou ver as obras no MMDC. Estão terminando o conserto do teto. Em seguida, passarão a consertar o piso. Isso é algo muito bom porque o aspecto do salão de reuniões do MMDC era sofrível. Pena que o estrago dos papéis históricos não possa ser revertido.
Passo pelo MMDS. Comentamos uma passeata que irá se realizar à tarde, envolvendo civis e mulheres dos policiais militares. Malandros políticos, VICENTINHO, JOSÉ RAINHA e outra figuras anárquicas se juntam ao movimento. É deplorável que cheguemos nesse ponto.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC não contamos com GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, adoentado; dona MARIA, que está socorrendo sua filha, transplantada de um rim que às vezes assusta com problemas de saúde; CORONEL ARY CANAVÓ que se encontra no RIO DE JANEIRO. Procuro acertar detalhes para a missa de 23 de julho no Monumento Mausoléu. Entro em contato com o TENENTE-CORONEL PM Capelão JOÃO BENEDITO VILLANO; com o MAJOR PM FLÁVIO ROSA, da DAMCO; com o CORONEL PM Res AMÉRICO, casado com a neta do GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO; com o engenheiro FRONTERRADA; com familiares do jornalista ARRUDA PENTEADO. Lanço os nomes dos agraciados com as Medalhas CONSTITUCIONALISTA, MMDC e GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO nos respectivos livros.
Com o tempo ruim, pego o carro no Corpo de Bombeiros e regresso para casa. Começo hoje a restauração de um álbum de jornais de 1932, muito maltratado, que encontrei na semana passada num quartinho cheio de tranqueiras da Sociedade. Dará muito trabalho cuidar desses jornais. 
  18 a. das anotações feitas em 21 de julho de 1998: melhora a temperatura nesta terça-feira. Pego o EXPRESSO ARMÊNIA na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA. Ainda permanece o desvio dos carros na altura do CÓRREGO DOS JAPONESES, por causa da canalização que ainda não está concluída. O número de mortes provocado pelo maremoto que arrasou o noroeste de PAPUA-NOVA GUINÉ, ilha próxima à AUSTRÁLIA, na madrugada de sábado (dia 18) pode chegar a oito mil.
Encontrado dentro de armários de dois sargentos da ROTA pacotes contendo cerca de 80 gramas de maconha e cocaína. O ouvidor BENEDITO DOMINGOS MARIANO faz um alarde sobre esse caso. O CORONEL PM LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES, Corregedor PM, confirmou essa informação e os sargentos estão afastados do serviço de rua, colocados em trabalhos administrativos, até solução do caso pelo Judiciário.
Denúncias de quadrilhas compostas por policiais civis e militares atuando em delegacias, como a de SANTO ANDRÉ, onde o delegado assistente EDMILSON BRANCALION teve ontem a prisão decretada por flagrante de porte de porte de drogas e armas num armário da própria delegacia, constam de um relatório sobe violência policial no segundo trimestre de 1998.
Faleceu o engenheiro civil e geógrafo LUIZ CANAZIO. Era formado pela Escola Politécnica do RIO DE JANEIRO. Foi jornalista e correspondente de guerra, tendo trabalhado para o JORNAL DO BRASIL e para a revista O CRUZEIRO. Percorreu e fez reportagens sobre todas as principais obras de engenharia civil do mundo. Foi o primeiro brasileiro a ser recebido pelo imperador etíope HAILÉ SELASSIÉ, e o primeiro jornalista que o entrevistou. Como empresário, trabalhou na construção das principais refinarias de petróleo e siderúrgicas brasileiras, atuando principalmente na área de isolamento térmicos, materiais refratários e de proteção contra o fogo Natural do RIO DE JANEIRO, era viúvo de dona ISABEL SAMPAIO CANAZIO.      
  18 a. nasce NATAN, filho da cantora SULA MIRANDA, em 21 de julho de 1998.
  17 a. do roubo da MOTO do PAULO CÉSAR, próximo à Rua NOEL ROSAS, PARAVENTI – GUARULHOS, no dia 21 de julho de 1999. Quando ele conversava com uma menina, dois assaltantes chegaram lhe empurrando e ameaçando com uma arma de fogo perto de seu pé. Colegas do PAULO CÉSAR querem ajudar na captura dos meliantes. O serviço de rádio patrulha é comunicado. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva o filho até a Delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência. Até tarde da noite ficamos preocupados com esse acontecimento. Outras anotações nesta quarta-feira: mais uma manhã de temperatura alta. Quando chego no MMDS tenho notícias dos trabalhos de ZAINO em ARACAJU. Ele manda um emissário para SÃO PAULO a fim de entrar em contato com PASSOS. CRISTIANO, na PMBA, telefona para nós.
O CORONEL CANAVÓ ainda não percebeu que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC quer distância de sua pessoa. Atrapalhou muito o MMDC nos seus três anos de presidência e insiste em propor idéias. O senhor GERALDO FARIA MARCONDES critica essas intervenções do CANAVÓ. Telefona hoje para dizer que haverá uma Solenidade no COMANDO SUDESTE, dia 23, querendo a presença de veteranos.
A comediante MARIA TEREZA FRÓES, conhecida como a fofoqueira VAMÉRCIA, do humorístico do SBT, A PRAÇA É NOSSA, foi internada hoje de madrugada, no Hospital SÃO CAMILO, na LAPA, com problemas de embolia pulmonal. No hospital, sofreu um infarto e foi submetida a uma angioplastia e depois a um cateterismo.
RONÍ CÓCEGAS, também internado no SÃO CAMILO, desde o dia 4 de julho, com cirrose, teve agravada sua condição, sendo submetido a hemodiálise por causa de insuficiência renal, com piora na função pulmonar. Está com sangramento no aparelho digestivo.
Na madrugada, em CAMPOS DO JORDÃO, onde os cadetes da APMBB reforçam o policiamento no município durante o FESTIVAL DE INVERNO, o aluno oficial DANIEL ASSUNÇÃO, teve uma orelha arrancada a dentadas por um dos agressores, enquanto outros o seguravam. Outros dois cadetes também foram agredidos. Um deles teve o nariz quebrado. O aluno oficial DANIEL pode perder a audição e fica com sua carreira comprometida.
Num amistoso no MINEIRAO, a seleção paulista venceu a seleção venceu a Seleção Mineira. MARCELINHO CARIOCA, EDILSON e FERNANDO BAIANO marcaram para o SÃO PAULO. BELLETI e LINCOLN descontaram para MINAS GERAIS.
A guarda costeira dos EUA resgatou os corpos de JOHN F. KENNEDY JÚNIOR, sua esposa e sua cunhada.  
 
Recebemos o jornal “O MUNICÍPIO”, de SOCORRO. Traz um magnífico encarte “A REVOLUÇÃO DE 32”, muito bem organizado. Consta nesse encarte alguns depoimentos de veteranos vivos nesse Município.
Senhor GERALDO FARIA MARCONDES encontra-se em ITAPECERICA. Diz que vendeu sua residência e que irá se mudar para SÃO PAULO, dentro em breve. Conversou ele com o CORONEL PM Res CARLOS AUGUSTO DE MELO ARAÚJO, vice-presidente do MMDC, sobre a reunião com o MASSARANI, em 27 de julho. Sobre esse assunto converso com o CORONEL PM LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARAES.
O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, PASSOS, ELÁDIO, LUZ e ALEMÃO visitam o MMDC.
Assisto pela TV, assim que chego em casa, a notícia do descarrilamento de um trem da CPTM, entre as estações de ARTUR ALVIM e ITAQUERA. A composição fazia o percurso MOGI DAS CRUZES – BRÁS, com cerca de 800 passageiros. O primeiro vagão saiu dos trilhos e foi empurrado pelos outros cinco. O maquinista fraturou uma perna e 23 passageiros ficaram feridos levemente.
O BRASIL se prepara com relação aos JOGOS PANAMERICANOS DE WINNIPEG. Antes da abertura dos jogos na sexta-feira, dia 23, concorrerá amanhã nas provas de canoagem. Nossas esperanças são de que SEBASTIAN CUATTRIN vença nessas provas.
  16 a. ESTADOS UNIDOS votam a favor de uma amenização no embargo econômico aplicado à CUBA, em 21 de julho de 2000. Foram aprovadas emendas que permitiam ao país a venda de alimentos e medicamentos, além de liberar viagens turísticas de norte-americanos à CUBA.
  16 a. do pedido de licença para tratamento de saúde, feito pelo Presidente da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, GERALDO FARIA MARCONDES, ficando em seu lugar o Coronel PM Res. CARLOS AUGUSTO DE MELO ARAÚJO, no dia 21 de julho de 2000. Este, empregado do BANCO REAL, não tinha as mínimas condições para ser presidente, mas assumiu o cargo, criando grandes embaraços à Sociedade. Em 2001, o Sr. MARCONDES, por motivos particulares, afastou-se da presidência e o Cel MELO ARAÚJO novamente assumiria a presidência, mas usando o bom senso, vendo que atrapalhava os trabalhos do MMDC, pediu a renúncia do cargo. Em reunião extraordinária do CONSELHO SUPREMO, em 17 de julho de 2001, foi eleito, para um “mandato tampão” (até 9 de julho de 2002), como presidente, o veterano GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, tendo como vice o CORONEL PM Res. LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES. Em 9 de julho de 2002, assumiu novamente a presidência o Senhor GERALDO FARIA MARCONDES, tendo como vice o CORONEL PM Ref. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Por motivos particulares, o Sr. MARCONDES e o Cel. PAULO TENÓRIO se desentenderam e, este, renunciou ao cargo. No dia 9 de julho de 2003, durante a solenidade do NOVE DE JULHO, no IBIRAPUERA, o CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES aceitou assumir o cargo de vice-presidente. Problemas insolúveis, principalmente o financeiro, além de desencontros na própria Diretoria-Executiva, com o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES ameaçando deixar a presidência depois do NOVE DE JULHO de 2004, fez com que o CORONEL MENDES entregasse o seu pedido de demissão da vice-presidência em 13 de julho de 2004.   No mesmo dia, 13 de julho, também deixo meu cargo de SECRETÁRIO da Sociedade, onde entrei no dia 17 de maio de 1996. Depois de intensos esforços, o CORONEL PM MENDES, eu, com a ajuda do advogado ROMAGNOLI e do desembargador LUIZ EDUARDO CORREIA DIA, conseguimos, em ASSEMBLÉIA GERAL, no dia 17 de dezembro de 2004, a aprovação do novo ESTATUTO da Sociedade. Finalmente, em 27 de abril de 2005, acontecem as eleições para Presidente da Diretoria Executiva, Presidente do Conselho Deliberativo e Presidente do Conselho Fiscal, sendo eleitos, respectivamente o CAPITÃO R/R GINO STRUFFALDI, o CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA e o CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA. Tomaram posse em 7 de julho de 2005 para o biênio 2005/2007, enfrentando uma crise financeira de vinte mil reais de dívidas, causadas pela má administração anterior. Durante o biênio, o Presidente do Conselho Fiscal, CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA, pediu demissão e foi substituído pelo advogado FERNANDO LOPES DAVID. No dia 6 de julho de 2007, tomaram posse, para um segundo mandato, GINO STRUFFALDI na presidência da Diretoria Executiva; CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA na presidência do Conselho Deliberativo e FERNANDO LOPES DAVID na presidência do Conselho Fiscal. No dia 7 de julho de 2009 tomaram posse para cumprir o biênio 2009-2011 GINO STRUFFALDI, CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA e FERNANDO LOPES DAVID, reeleitos em 30 de abril de 2009. No dia 29 de abril de 2011 são reeleitos o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA e FERNANDO LOPES DAVID e eleito o CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA para a presidência da Diretoria Executiva para o biênio 2011-2013. Tomam posse em 7 de julho de 2011. No dia 30 de abril de 2013 os atuais presidentes são reeleitos para o biênio 2013-2015.  Em 30 de abril de 2015 são reeleitos para a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, respectivamente, os CORONÉIS PM MARIO FONSECA VENTURA e JAIRO PAES DE LIRA. Para a Presidência do Conselho Fiscal é eleito FERNANDO MORENO. Os eleitos exercerão suas funções no biênio 7 de julho 2015 a 7 de julho 2017. 
  16 a. do plano 4 831 1834 81 15 3 15 92 20 1, no dia 21 de julho de 2000.
  16 a. falece o jornalista ALOYSIO BIONDI, articulista do Jornal DIÁRIO POPULAR, aos 64 anos, vítima de parada cardíaca, no dia 21 de julho de 2000. Nesse mesmo dia também veio a falecer o Capitão Reformado WILSON PRADO PALMA.

ACONTECEU EM 21 DE JULHO DE 2001 : -    SÁBADO
Manhã de 24 graus. Muita tranqüilidade. Leio os jornais DIÁRIO POPULAR, JORNAL DA TARDE e O ESTADO DE SÃO PAULO. Assisto o início da COPA MERCOSUL. No estádio MANÉ GARRINCHA, em BRASÍLIA, o FLAMENGO vence o NACIONAL, de MONTEVIDÉU, por 2 a 0, com dois gols de REINALDO.
GUSTAVO KUERTEN vai para a final do TORNEIO DE STUTTGART. Venceu o checo JIRI NOVAK. Vai lutar contra GUILLERMO CAÑAS que hoje venceu YEVGENY KAFELNIKOV.

JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA recebeu um telefonema de PERNAMBUCO alertando que sua mãe está com câncer no fígado e deverá ser submetida a uma delicada cirurgia na semana que vem, provavelmente na quarta-feira, dia 25. Deverá viajar amanhã para PERNAMBUCO. MARLENE, companheira do JOSÉ CÂNDIDO, fica preocupada com esse acontecimento.

Cerca de 150 mil pessoas saíram hoje às ruas de GÊNOVA para expressar sua oposição às políticas do G-8, no segundo dia da reunião dos sete países mais industrializados do mundo e a RÚSSIA. Em torno de dois mil manifestantes antiglobalização entraram em choque com a polícia italiana anti distúrbios durante uma marcha da qual participavam pelo menos 50 mil pessoas. A promotoria italiana abriu processo por homicídio contra o policial acusado de matar um manifestante no primeiro dia da reunião. Os ativistas fizeram uma homenagem ao jovem italiano CARLO GIULIANI, de 23 anos, que morreu ontem com um tiro na cabeça.

O SENADOR JADER BARBALHO, que se licenciou da presidência do CONGRESSO poderá ser investigado pelo Conselho de Ética do Senado. O argumento da liderança da oposição para isso é de que ele quebrou o decoro parlamentar por ter mentido ao fazer sua defesa na tribuna do Senado das acusações de corrupção. Até aqui, JADER alegava que as denúncias envolviam período anterior ao seu mandato.

MORREU o jornalista INDRO MONTANELLI, de 92 anos, decano do jornalismo e campeão da defesa dos direitos humanos, em MILÃO. Um dos maiores inimigos do primeiro-ministro italiano SÍLVIO BERLUSCONI, seu ex-patrão, MONTANELLI fundou vários jornais e dirigia o IL GIORNALE.

SOLDADO DA PM MATA PAI E FILHO POR CAUSA DE BRIGA DE TRÂNSITO: após uma leve colisão, ERALDO VENTURA DE OLIVEIRA, de 22 anos, atirou diversas vezes contra o mecânico JOSÉ PINTO DE SOUZA, 50 anos, e o motorista ALEXANDRE DE SOUZA, de 26 anos. O assassinato ocorreu na frente do filho e dos sobrinhos de ALEXANDRE, todos crianças. O crime aconteceu na CIDADE DUTRA e a confusão começou após ALEXANDRE bater levemente seu ônibus de turismo na traseira do UNO preto do PM, na avenida TEOTÔNIO VILELA. O fato teria gerado uma discussão entre ambos. Nervoso, o PM, que pertence à 1ª Companhia do 27º BPMM, teria então atirado contra o ônibus de ALEXANDRE e atingido o radiador do veículo. ALEXANDRE seguido pelo PM entrou no ônibus e seguiu até a frente de sua casa, que fica a poucos metros dali, na Rua AUGUSTA REIMBERG, para conversar. Ao ouvir a discussão sem fim, o pai de ALEXANDRE, que mora quase em frente a casa do filho, tentou apartar os briguentos, quando aconteceram os tiros.    

O ATOR TADEU DE OLIVEIRA, ex-integrante do seriado MALHAÇÃO, da REDE GLOBO, morreu no RIO, na madrugada deste sábado, vítima de um acidente automobilístico. TADEU tinha 24 anos. Além dele, outros quatro jovens também morreram no desastre.

MORREU o empresário teatral DANTE VIGGIANI, que se tornou conhecido no meio artístico pelas produções teatrais estrangeiras que trazia para o palco do TEATRO MUNICIPAL, do RIO. A partir dos anos 1940, VIGGIANI foi responsável pela vinda de intérpretes e conjuntos musicais da EUROPA, na maioria das vezes lotando os teatros. Aos 86 anos, de causas não reveladas, no RIO DE JANEIRO.

O Congresso da ARGENTINA aprova o ajuste econômico apresentado pelo então presidente FERNANDO DE LA RÚA. O plano visava diminuir o déficit nas contas do país, que enfrentava uma das piores crises financeiras de sua história.

O RIO GRANDE DO SUL sofreu ontem um terrível temporal. Muitos estragos. Sete vítimas fatais. 12 mil desabrigados.

O vulcão ETNA volta à atividade e deixa a ITÁLIA em estado de alerta.

2 002    :     -     DOMINGO
O “FANTÁSTICO” completa hoje 1.500 edições e prepara uma festa com cem convidados especiais que marcaram a história do programa. Nada melhor que um grande show para comemorar as mil e quinhentas edições do “FANTÁSTICO”, que na sua primeira abertura trazia no logotipo “o show da vida”. O programa, que completará 30 anos em agosto de 2003, terá nesta noite um “sabor especial”, como define o apresentador ZECA CAMARGO. Em cada encerramento de bloco, o telespectador poderá conferir várias duplas: NEY MATOGROSSO e FREJAT, MARTINHO DA VILA e ZÉLIA DUNCAN, RAIMUNDOS e ZÉ RAMALHO, JOTA QUEST e SANDRA DE SÁ. “Escolhemos as duplas tentando juntar gerações. Eles cantarão em homenagem a artistas que passaram pelo FANTÁSTICO”, diz ZECA. Já ALCIONE canta para dois fãs: TONY RAMOS e SÉRGIO CHAPELIN, que apresentou a primeira edição ao lado de CID MOREIRA.
Entre os convidados: FÁTIMA BERNARDES, SANDRA ANNEMBERG, DORIS GIESSE, HELENA RANALDI e VALÉRIA MONTEIRO. Também marcam presença as ex-garotas do “FANTÁSTICO”: LUCIANA VENDRAMINI, MARCELA PRADO e PAULA BURLAMAQUI.
Personalidades como o cirurgião IVO PITANGUY e o escritor IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO vão falar sobre seus momentos preferidos. O público também verá destaques das 1.500 edições. Imagens de quadros como “CASSETA & PLANETA URGENTE!”, “A VIDA COMO ELA É”, “VIDA AO VIVO SHOW” e “NA GERAL” serão revistas. O personagem AZAMBUJA, de CHICO ANYSIO e a ZEBRINHA, que trazia os resultados da loteria esportiva, serão lembrados, além de entrevistas com MADONNA, ROBERT DE NIRO e JÚLIA ROBERTS e clipes de ROBERTO CARLOS, MICHAEL JACKSON e RAUL SEIXAS.
MAD – K1141 /520181 – arquivo pertencente ao Tenente-Coronel TURB.

Assisto nesta manhã o GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA UM DA FRANÇA. Por inércia ou má vontade dos mecânicos da FERRARI, o carro de RUBENS BARRICHELLO ainda estava no cavalete na volta de apresentação. Com isso, o brasileiro não pôde sair na terceira colocação do “grid”. Deveria sair em último, mas aí o carro não pegou. O alijamento de RUBENS BARRICHELLO da corrida cria muita crítica nos apresentadores da televisão. Apenas RAIKKONEN foi páreo para MICHAEL SCHUMACHER que, somente nas últimas cinco voltas, conseguiu ultrapassá-lo, tornando-se PENTACAMPEÃO MUNDIAL, igualando-se ao fenômeno JUAN MANUEL FÂNGIO.
RAIKKONEN chegou em segundo; DAVID COULTHARD em terceiro; JUAN PABLO MONTOYA em quarto; RALF SCHUMACHER em quinto; JENSON BUTTON em sexto.
Terminada a corrida, às 10:30 horas, o meu enteado JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me em seu carro até POÁ, a fim de passar algumas horas com minha mãe. A velhinha está muito nervosa por causa das complicações com as terras deixadas pelo meu pai, com documentação incompleta e errada. Converso com o RENATO VENTURA sobre isso. Minha mãe tem até um desarranjo intestinal por causa do nervosismo.            

Conversamos também sobre o que vem acontecendo em FERRAZ DE VASCONCELOS há oito dias. O GUGU LIBERATO vai desenvolver o seu programa de TV diretamente do local, neste domingo. Milhares de fiéis estão colocados à frente da janela que mostra a imagem de uma santa, que já está sendo chamada de NOSSA SENHORA DE FERRAZ.

Os dois novos supermercados que serão inaugurados em POÁ (BARATEIRO e VERAN), ainda não têm previsão de início de funcionamento. MARCO ANTÔNIO KHOURY, um dos proprietários do VERAN, disse que provavelmente apenas em 2003 a filial poaense estará funcionando. Ela se situará na Rua 26 DE MARÇO em terreno adquirido do ABRIGO BATUIRA, bem defronte do MULTICURSOS NOBEL, propriedade de minha mãe. A escavação para a construção do estacionamento teve que ser feita com cuidado para não comprometer a estrutura dos imóveis vizinhos e do próprio empreendimento.
O BARATEIRO se situará na avenida 9 DE JULHO em uma construção inacabada que foi alugada pelo vice-prefeito de POÁ, ELIAS EL GHOSSAIN, sendo que o BARATEIRO se comprometeu a finalizar o acabamento dessa construção e adequá-la para esse fim.
Esses dois supermercados trarão empregos para quase quinhentas pessoas e um maior dinamismo para o município. A Rua 26 DE MARÇO já está modificada. Aquele casarão histórico do ABRIGO BATUIRA apenas é lembrança dos moradores antigos. Aos poucos, tudo vai se modificando defronte às casas de minha mãe.

O PALMEIRAS não entrou no clima de festa do FLUMINENSE, que comemorou hoje CEM anos de existência, e venceu o jogo por 1 a 0, em TERESINA. Os planos do aniversariante carioca foram atrapalhados por ARCE, que marcou, de falta, o gol da vitória, e pelo pentacampeão MARCOS, que confirmou a boa forma exibida na COPA DO MUNDO e defendeu um pênalti cobrado por RONI aos 49 minutos do primeiro tempo. Classificado para as semifinais da COPA DOS CAMPEÕES, o time de WANDERLEY LUXEMBURGO vai pegar o PAYSANDU, que também hoje à tarde eliminou o BAHIA com uma vitória por 2 a 1. O confronto vai acontecer no próximo domingo, dia 28, em BELÉM.

O apartamento da atriz da Rede GLOBO, VERA FISCHER, no LEBRON, zona sul do RIO, foi invadido neste domingo. Um homem negro de aproximadamente 25 anos rendeu a filha da atriz, RAFAELA FISCHER, e seu namorado RAFAEL DE BARROS, e levou 16 mil reais, jóias e o automóvel PASSAT, ano 2000. O bandido ficou 30 minutos dentro da casa e saiu comendo uma maçã. O casal foi amarrado pelo ladrão. VERA FISCHER está passando férias no TAITI. 

Nova pesquisa do Instituto VOX POPULI confirma: o candidato do PPS, CIRO GOMES, continua a subir na preferência do eleitor, chegando cada vez mais perto do líder da corrida presidencial, o petista LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, e ampliando a vantagem em relação ao terceiro colocado, o tucano JOSÉ SERRA. Levantamento nacional realizado no sábado e no domingo mostra LULA com 35% das intenções de voto, CIRO com 27% e SERRA com 14%. ANTHONY GAROTINHO, do PSB, está com 10%.

ASSASSINADO o líder sindical BARTOLOMEU MORAIS DA SILVA, o BRASÍLIA, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do PARÁ (FETAGRI). Foi torturado e executado com 12 tiros em CASTELO DOS SONHOS, no sul do PARÁ. 

FALECEU o produtor responsável por lançar artistas como ELTON JOHN, DAVID BOWIE e os ROLLING STONES, vítima de um acidente de carro, GUS DUDGEON. Ele e sua mulher, SHEILA, perderam o controle do automóvel em uma estrada próxima a READING, saíram da pista e caíram em direção a uma parece de concreto. Apesar de, aos 59 anos, DUDGEON estar fortemente associado ao nome de ELTON JOHN, seu sucesso na indústria se deveu também a trabalhos com uma variedade de artistas que vai de ERIC CLAPTON a MARIANNE FAITHFULL.

Um ar de RIVIERA FRANCESA, balneário de ricos e famosos no Mar Mediterrâneo, chegou a PARIS. Foi inaugurada neste domingo a PARIS PLAGE, conjunto formado por duas praias de areia e duas de gramas instaladas na margem direita do rio SENA, no coração da capital francesa. O cenário é caprichado. Nos 3,8 quilômetros da orla artificial estão espalhados espreguiçadeiras, guarda-sóis, quiosques, vestuários e duchas. Mas, ao contrário do Piscinão de RAMOS – a praia artificial da Zona Norte carioca, onde se pode nadar tranqüilo – as águas do RIO SENA não são próprias para banho.

2 003   :   -    SEGUNDA-FEIRA
Recebo, pela manhã, um telefonema do Sr GERALDO FARIA MARCONDES que, nervoso, pede para que se marque uma audiência com o Comandante Geral, CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. Disse ele que soube que ROMEU CICCONE registrou nos EUA, o site do MMDC, sem o conhecimento da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Entro em contato com o Chefe do Gabinete do Cmt. Geral e fico sabendo que o CORONEL CELSO encontra-se de férias. Atende-me o MAJOR PM OTÁVIO que irá tratar do assunto e depois ligará diretamente para o Sr MARCONDES.
Saio tarde de casa e vou diretamente para o MMDC. Recebo um telefonema do VICTÓRIO, afastado uma semana da entidade que trata da segurança e das aulas, dizendo que está de viagem para SÃO PAULO o GESOFATO. Virá assistir o casamento de uma filha, no próximo sábado. Deverá chegar hoje à tarde e manterá contato com o MMDS, onde receberá instruções durante esta semana.
Com a chegada do CORONEL MENDES na Sociedade, vamos atender o ex-comandante do Exército Constitucionalista, CAPITÃO EB R/R GINO STRUFFALDI. Ele quer fotografias de NOVE DE JULHO, além de nomes de generais do Exército (Cmt Militar do Exército SUDESTE e do cmt da 2ª DE); recebemos também um telefonema do Presidente dos CAPACETES DE AÇO de SÃO VICENTE, ANTÔNIO FERREIRA. No entanto, como temos de estar na Associação Comercial às 15 horas, não podemos atender bem as pessoas.   

A reunião da COMISSÃO CÍVICA E CULTURA, nesta tarde, vai ser na plenária, por causa do número de pessoas presentes. O FRANCISCO GIANNOCCARO preside a reunião. Entre os presentes: ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, OG POZZOLI, GENERAL OSWALDO MUNIZ OLIVA, PAULO DE AZEVEDO MARQUES, ROBERTO MATEUS ORDINE, VIVIANO FERRANTINI, MARCELO ANDRÉ TOMELIN, ALFREDO BRUNO JÚNIOR, CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES.
GIANNOCCARO dedica esta reunião para uma avaliação do NOVE DE JULHO e, com muita humildade, explora os defeitos ocorridos na Associação Comercial, onde faltou comunicação, principalmente. Mas de uma maneira geral, as solenidades de 7 de julho (na Associação Comercial) e 9 de Julho (no IBIRAPUERA), foram muito boas, superando as dos anos anteriores. As discussões sobre as pequenas falhas servem para que, no ano que vem, sejam evitadas. Agora já começaremos a pensar no SETE DE SETEMBRO. Fica marcada a data de 31 de julho (a confirmar) para uma visita da COMISSÃO CÍVICA E CULTURAL ao COMANDO SUDESTE. A presidente do Instituto Histórico e Geográfico, doutora NELLY CANDEIAS, entrega os convites para a solenidade de 30 de julho, quando será comemorado o 71º Aniversário do Movimento Constitucionalista no IHGSP. O CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES sugere também uma visita ao Comando Geral da PMESP.

Antes de deixarmos a Associação Comercial, o MENDES e eu vamos buscar com a LUCIANA cerca de cinqüenta revistas DIGESTO ECONÔMICO, edição especial sobre o 71º Aniversário da Revolução de 32. Também me é devolvido o vídeo GUERRA DOS PAULISTAS, que empresto ao MENDES para tirar cópia. Ainda retornamos ao MMDC para inteirarmos das novidades.

Em ação simultânea, 12 movimentos de moradia de SÃO PAULO reuniram três mil pessoas e invadiram quatro edifícios particulares desocupados no Centro da cidade, um dia antes do início de URBIS – Congresso Internacional de Cidades promovido pela Prefeitura que começará amanhã e tem como um dos temas a crise da habitação. A Polícia Militar interveio e evitou que outros três prédios fossem tomados pelos SEM-TETO.

O Movimento dos SEM-TERRA decidiu organizar uma vigília diante da Penitenciária MAURÍCIO HENRIQUE PEREIRA, onde se encontra preso um de seus principais líderes na região do PONTAL DO PARANAPANEMA, JOSÉ RAINHA. Hoje à tarde foi montado um pequeno acampamento diante da prisão, às margens da Rodovia RAPOSO TAVARES, em PRESIDENTE WENCESLAU. RAINHA foi preso no dia 11 de julho, juntamente com FILINTO PROCÓPIO DOS SANTOS, o MINEIRINHO, por determinação do juiz ATIS DE OLIVEIRA ARAÚJO, de TEODORO SAMPAIO. Os dois são acusados pelos crimes de formação de quadrilha, furto qualificado e esbulho possessório – que teriam ocorrido a três anos, durante invasão.

CAREQUINHA, o mais célebre palhaço brasileiro, comemorou hoje 88 anos, com a promessa de não se aposentar tão cedo. Esbanjando saúde, ele garante que só vai deixar o picadeiro quando surgir um substituto. CAREQUINHA – apelido que GEORGE SAVALLAS ganhou do padrasto aos 5 anos – conta que nasceu no circo e de lá não saiu mais. Sua mãe era equilibrista e sentiu as primeiras dores do parto na corda bamba. O ano era 1915 e o CIRCO PERUANO se apresentava no município de RIO BONITO, no interior no RIO. “Cinco anos depois, meu padrasto colocou uma careca na minha cabeça e disse que eu seria o palhaço CAREQUINHA”.

O corpo do empresário JOÃO PEDRO GOUVÊA VIEIRA, criador do GRUPO IPIRANGA, foi cremado hoje em cerimônia simples, no CEMITÉRIO DO CAJU, no RIO, que reuniu a família e amigos próximos. GOUVÊA VIEIRA faleceu ontem, domingo, vítima de infarto  na casa dele, no bairro de BOTAFOGO. O homem que sempre teve orgulho de comprar multinacionais completou 91 anos no dia 17 de fevereiro. Em 1959, comprou a rede de postos da multinacional GULF OIL. “Essa foi a primeira multinacional que comprei, o que me deu muita alegria. Hoje, é a ATLANTIC”, disse sorrindo em 1993, com a caneta BIC nas mãos.

O bispo de DUQUE DE CAXIAS, dom MAURO MORELLI, de 67 anos, que está no Hospital das Clínicas de SÃO PAULO, após ter sofrido grave acidente de carro na noite de sábado, dia 19, em MINAS, apresentou melhora no quadro de saúde, hoje, depois da realização de cirurgia na qual foi detectada uma lesão no diafragma entre o pulmão e o coração.

Depois da conquista do GP DA GRÃ-BRETANHA de Fórmula 1, em SILVERSTONE, RUBENS BARRICHELLO enfrentou problemas ontem à noite, com uma greve no aeroporto de LONDRES, antes de embarcar para o BRASIL. O piloto da FERRARI quer descansar com a família antes do GP DA ALEMANHA, em HOCKENHEIM, no dia 3 de agosto. E um tranco de uma pessoa ainda acabou destruindo seu troféu – uma luxuosa taça dourada – que se espatifou no chão. No fim, RUBINHO conseguiu viajar, chegando à noite em SÃO PAULO.

O piloto brasileiro ANTÔNIO PIZZONIA foi dispensado pela JAGUAR, um dia depois do GP DA INGLATERRA, quando abandonou na 32ª volta com problemas no motor. Seu desempenho foi considerado abaixo do esperado nas onze corridas de que participou. Ele será substituído pelo inglês JUSTIN WILSON, da MINARDI.

Nesta segunda-feira foi anunciado que o cantor e compositor GILBERTO GIL receberá o título de PERSONALIDADE 2003 na próxima edição do GRAMMY LATINO, marcado para 3 de setembro.

Foi preso o português JOÃO MIGUEL HERCULANO, de 31 anos, ao tentar embarcar para LISBOA carregando, presos ao redor da barriga,  58 ovos de aves silvestres raras. HERCULANO foi liberado depois de depor e os ovos foram encaminhados ao IBAMA. No aeroporto de GUARARAPES, no RECIFE.

O músico americano JAMES BROWN divulgou o fim de seu casamento com a cantora TOMI REA BROWN. Eles estavam casados desde dezembro de 2001 e alegaram agendas inconciliáveis para o fim da união. BROWN publicou um anúncio de uma página no jornal VARIETY explicando os motivos da separação e, segundo escreveu, o casal ainda se ama. “Foi uma decisão de negócios”, disse. Em LOS ANGELES.

Uma “chuva” de obuses de morteiro disparados por milicianos rebeldes matou hoje pelo menos 90 pessoas e feriu dezenas no centro de MONRÓVIA, atingindo inclusive a embaixada dos EUA, onde não houve vítimas. Os EUA enviaram 41 fuzileiros navais para reforçar a segurança em sua embaixada na LIBÉRIA, enquanto o PENTÁGONO determinava que 4.500 marines, mobilizados em navios no MAR VERMELHO, rumem para o MEDITERRÂNEO para eventualmente serem enviados para a LIBÉRIA. Em meio a intensos combates perto do centro de MONRÓVIA, o líder rebelde, SEKU DAMATE CONNEH, afirmou que sua organização – a Liberianos Unidos para a Reconstrução e a Democracia – “não tem mais opção, a não ser tomar o controle de MONRÓVIA”, vencendo as tropas leais ao presidente CHARLES TAYLOR.

LIBERTADO o escritor de best-sellers e lorde inglês JEFFREY ARCHER, de 63 anos, autor de O CRIME COMPENSA, depois de cumprir dois anos de sua pena de quatro, por mentir no tribunal, num processo que ele moveu e ganhou contra o jornal DAILY NEWS. O tablóide publicou em 1987 que o escritor teria contratado uma prostituta. Ele venceu na Justiça, mas depois ficou provado que ARCHER forjou seu álibi. Em LONDRES.

ASSISTO na GLOBO, o filme TENTAÇÃO FATAL, de 1999, dirigido por KEVIN WILLIAMSON, com HELEN MIRREN, KATIE HOLMES, JEFFREY TAMBOR, BARRY WATSON e MOLLY RINGWALD. Garota une-se a dois colegas para aplicar uma lição na professora autoritária que é o único empecilho para que ela consiga a bolsa de estudos que deseja. Só que ensinar as coisas da vida a Mrs. TINGLE revela-se a tentação fatal do título. HELEN MIRREN, que faz o papel é uma grande atriz, muito maior do que as que costumam interpretar estas fantasias de terror que ganham fortunas aplicando sustos em platéias de adolescentes. Sua perfomance, definida como “sarcástica” por LEONARD MALTIN em seu guia de cinema e vídeo, não é a única credencial do cartaz de TELA QUENTE: o diretor WILLIANSON foi quem criou a série PÂNICO.
Assisto também a reprise de /2Q52/20184   115113.

2 004    :    -     QUARTA-FEIRA
Decidi ir até a CARNIDE para escutar o que tem a me dizer o doutor HERBERTO, que tanta questão faz em conversar comigo, depois que deixei de ser o secretário da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Marcamos o encontro no seu escritório, na Rua TURIAÇU, 142, 12º andar, para 10 horas. Nesse horário lá estou chegando depois de fazer uma viagem de metrô até a BARRA FUNDA e andar algumas ruas até chegar ao local.
Explica-me o doutor HERBERTO que a juíza deu a sentença no processo movido por CARVALHOSA, em 16 de julho, permitindo que se processe ao restauro do Monumento-Mausoléu com o uso da propaganda, condição exigida pela CLARO para patrocinar a obra. CARVALHOSA é condenado a pagar a quantia de quinze mil reais ao perito nomeado pela juíza. Ele pretende entrar com o agravo e, com isso, o processo irá parar na 2ª Instância. Por outro lado, a juíza excluiu o meu nome como co-réu, pois eu era apenas o secretário da Sociedade, já então colocado no pólo passivo da ação. O doutor HERBERTO tenta fazer com que eu volte à condição de secretário da Diretoria Executiva, pois, remotamente, poderá na 2ª Instância o meu nome surgir na questão e aí não sou mais o secretário e ficará difícil a defesa. É uma situação anacrônica, parecendo mais um recurso do advogado em querer a minha presença na Sociedade. Explico a ele que continuo conselheiro do MMDC e a minha intenção é justamente modificar o estatuto de uma Sociedade combalida pelas intrigas e malquerenças surgidas no seio de um CONSELHO SUPREMO que funciona como uma casta, reunindo-se apenas quatro vezes por ano e criando situações paradoxais para a Sociedade. O estatuto novo está sendo estudado na CONSULTORIA JURÍDICA da PMESP. Quando estou explicando o meu ponto de vista para o doutor HERBERTO surge o GENERAL BUENO. Torno a explicar toda a problemática, fazendo um histórico dos meus oito anos na Sociedade e todas as mazelas que ali encontrei. A conversa é demorada, indo até às 13:30 horas. Faço ver ao GENERAL BUENO e ao doutor HERBERTO que a minha intenção é melhorar o MMDC, livrando-o do ranço que ele carrega hoje com idéias ultrapassadas e parado no tempo, sem ter recursos financeiros justamente porque o estatuto está necessitando de uma oxigenação. O doutor HERBERTO quer ajudar na elaboração do estatuto. Prometo a ele uma cópia do que pretendemos fazer. Há até uma pressa para que isso seja realizado, pois o CONSELHO SUPREMO deverá se reunir no mês que vem e um modelo do novo estatuto deverá estar pronto.
O GENERAL BUENO espera a chegada de sua esposa, a fim de ir almoçar. Deixa-me na estação MARECHAL DEODORO. Ao chegar na Rua ANITA GARIBALDI, percebo que o Sr MARCONDES se acha presente na Sociedade. Encontro-o justamente sentado na cadeira de secretário, rasgando documentos que deixei nas gavetas da mesa, julgando-os imprestáveis. Converso com ele a respeito da atual situação do MMDC e diz ele que irá aguardar até o dia 30 para tomar uma decisão, pois há uma promessa de ajuda governamental, através da Secretaria da Cultura. Dona CÉLIA mostra-me uma carta deixada pelo advogado ROMAGNOLI, da OAB, onde mostra o total apoio da presidência da OAB à causa do TÚNEL NOVE DE JULHO. O advogado quer conversar comigo, mas apenas há uma mensagem no seu celular, pedindo para deixar recado. O presidente do MMDC, Sr MARCONDES, está vacilando quanto à sua situação. Esconde muita coisa, mas se abre em outras e se percebe que está meio perdido. Quer continuar, e, ao mesmo tempo, diz que irá sair. Como as suas ameaças de renúncia são useiras e veseiras apenas temos que aguardar o futuro.
Por ter chegado tarde no MMDS, não encontro mais os oficiais, todos em destino. Faço uma ligação para o CARLOS HOMEM, que irá viajar para a EUROPA em setembro. Ele é irmão da historiadora e professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. Estamos articulando uma reunião para quarta-feira que vem, na cantina do WÁLTER TAVERNA, presidente da SODEPRO, para discutir o assunto do TÚNEL NOVE DE JULHO. Também ligo para o CORONEL MENDES. Ele ainda está num clube de campo com sua família e retornará para sua residência no domingo, dia 25. Iremos nos encontrar na semana que vem para então trocar idéias sobre tudo o que está acontecendo.

Já em casa, antes das 19 horas, telefona-me o professor EGBERTO MAIA LUZ, nosso conselheiro. Diz que esteve com o COMANDANTE GERAL, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, falando a respeito de uma Comissão para os Pósteros, idéia lançada na última reunião do CONSELHO SUPREMO. O Cmt Geral pediu para ele conversar com o CHEFE DA CASA MILITAR, CORONEL CELSO. Esse contato o Prof EGBERTO vai tentar fazer e nessa comissão ele indicou o meu nome. Seriam cinco os nomes que comporiam a comissão. O Cmt Geral indicaria os dois outros nomes que faltam para compô-la, já que os três nomes seriam: Professor EGBERTO, Cel CELSO e Cel VENTURA. Não sei se isso irá dar certo, mas o nosso EGBERTO é pessoa persistente e poderá conseguir o seu intento.

Foi sofrido, mas o BRASIL está na final da COPA AMÉRICA. A seleção brasileira venceu o URUGUAI por 5 a 3 nos pênaltis, em LIMA, após empate de 1 a 1 no tempo normal. Na decisão de domingo, dia 25, o BRASIL enfrenta a ARGENTINA. SOSA marcou para a seleção uruguaia e ADRIANO empatou.
BRASIL: JÚLIO CÉSAR, MAICON, LUISÃO, JUAN, GUSTAVO NERY, RENATO, EDU (JÚLIO BATISTA), KLÉBERSON (DIEGO), ALEX, ADRIANO e LUÍS FABIANO.
Na decisão por pênaltis, brilhou a estrela de JÚLIO CÉSAR, que pegou o pênalti de SANCHEZ. LUISÃO, LUÍS FABIANO, ADRIANO, RENATO e ALEX marcaram para o BRASIL. 

O Deputado VALDEMAR COSTA NETO, de 54 anos, presidente nacional do PL e um dos mais antigos aliados do Governo LULA, e a socialite MARIA CHRISTINA MENDES CALDEIRA, de 38 anos, estão vivendo uma guerra conjugal para ninguém botar defeito. Hoje, MARIA CHRISTINA fez afirmações pesadas contra o ex-marido, com quem morou por um ano e um mês numa casa alugada pelo PL em BRASÍLIA até a separação do casal, há 90 dias. VALDEMAR saiu de casa, mas MARIA CHRISTINA não arredou pé. O PL chegou a mandar cortar luz e água da mansão no LAGO AZUL para forçá-la a sair. Em clima de guerra conjugal, ela jogou pimenta na conversa. Chegou a fazer insinuações sobre o relacionamento entre o ex-marido e o secretário nacional de comunicação do PL, o marqueteiro do partido, jornalista VLADIMIR PORFÍRIO. Segundo a socialite, VLADIMIR e VALDEMAR têm um relacionamento próximo demais, capaz de fazê-la sentir ciúmes. VALDEMAR não quis comentar o assunto. PORFÍRIO surpreendeu=se com a manifestação de MARIA CHRISTINA. A socialite e VALDEMAR casaram-se em LAS VEGAS (EUA) no último reveillon, numa capela do Hotel CASSINO CAESARS PALACE. A cerimônia não teve convidados e foi brindado com champanhe pelos dois na suíte. O casamento não durou quatro meses. O deputado foi casado por 15 anos com NARA APARECIDO COSTA com quem teve três filhos. Desde que o casal de separou, em 1993, ela briga na Justiça pela posse do imóvel em MOGI DAS CRUZES, sua base eleitoral. Há quatro meses, VALDEMAR pediu a saída do ministro da FAZENDA, ANTÔNIO PALOCCI, em discurso diante do presidente LULA durante a posse de ALFREDO NASCIMENTO no ministério dos TRANSPORTES. No carnaval de 1994, impôs constrangimento ainda maior ao presidente ITAMAR FRANCO ao levar para o camarote das autoridades a então desconhecida LILIAN RAMOS, de 27 anos, que acabara de desfilar numa escola de samba. ITAMAR posou alegre ao lado da moça, que aparecia sem calcinha por baixo da camiseta que lhe cobria o corpo. Hoje, ele relembra o caso às gargalhadas entre amigos. VALDEMAR entrou na política pelas mãos do pai, VALDEMAR COSTA FILHO, prefeito de MOGI DAS CRUZES por quatro vezes. Conhecido na cidade como BOY, ele ocupou cargos na prefeitura na década de 1970, época em que circulava em motos modernas ao lado de namoradas e de um grupo de amigos.    
Teve casos com as socialites CARMEN BASSIT, CONSUELO BADRA e ALICINHA CAVALCANTI. Em seu quarto mandato, VALDEMAR é também lembrado pelas brigas com SÉRGIO MOTTA (o superministro do Governo FHC), depois de perder cargos federais que controlava, e pela aproximação do PL com o PT.

O ex-PM ROGÉRIO NÉRI BONFIM, de 34 anos, foi assassinado na tarde de ontem, em RUDGE RAMOS, SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC. Ele é um dos oito réus do caso da FAVELA NAVAL, em DIADEMA, onde moradores foram filmados sendo espancados por policiais militares, em março de 1997. Ele e mais sete PMs foram julgados, condenados e exonerados. O único que permanece preso é OTÁVIO LOURENÇO GAMBRA, o RAMBO. O ex-PM BONFIM era dono de uma empresa de segurança na cidade e uma das hipóteses investigadas pela polícia é que ex-funcionários tenham encomendado o crime por vingança. Existe a possibilidade de os mandantes serem PMs que trabalharam para BONFIM. Por volta das 12 horas, o ex-PM ÂNGELO DAVID THOMÉ. Ele foi cercado por dois rapazes. Houve uma discussão, seguida de tiros. Os dois foram vistos fugindo em um FUSCA branco, BONFIM, que chegou a atirar nos assassinos, foi socorrido por PMs mas morreu no Hospital PRÍNCIPE HUMBERTO.

Estreou esta semana uma nova novela no CORINTHIANS. No último capítulo, personagem principal, o volante ROGÉRIO, levou um duro golpe. A juíza OLÍVIA PEDRO RODRIGUEZ, titular da 20ª Vara do Trabalho de SÃO PAULO, negou hoje a liminar pedida pela advogada do atleta, GISLAINE NUNES, que buscava a rescisão do contrato de trabalho no clube. Além da liberação do jogador, ela pede indenização de quinze milhões de reais. ROGÉRIO, aos 28 anos, acertou contrato com o SPORTING de LISBOA, por três anos. Deixou o CORINTHIANS no capítulo de ontem e se apresentaria ao novo clube amanhã, mas aí entrou a Justiça do Trabalho no meio da história e negou o pedido de liminar.     

O corpo do empresário NELSON CIANFLONE, de 63 anos, atingido por 8 tiros durante tentativa de assalto em sua fazenda, no município de SANTA ISABEL, foi enterrado hoje no Cemitério do Santíssimo. A família não quis fazer velório. Sua mãe, OPHÉLIA FACCIO CIANFLONE, de 86 anos, que foi levada pelos bandidos, continua desaparecida.

BLOQUEADOS os bens de OLACYR DE MORAES, ex-rei da soja, e de sua empresa, a CONSTRAN, para garantir o pagamento de uma dívida de 18 milhões de dólares. Pela 31ª Vara Cível de SÃO PAULO.

REPROVADOS no teste de escolaridade do Tribunal Regional Eleitoral oito candidatos a vereador dos municípios de AVELINO LOPES e MORRO CABEÇA NO TEMPO, no PIAUÍ. A maioria não concluiu o ensino fundamental. Em TERESINA.

ENCONTRADA em um freezer, no esconderijo de militantes da AL-QAEDA, a cabeça do americano PAUL JOHNSON, degolado na ARÁBIA SAUDITA em junho. JOHNSON foi morto quando expirou o prazo dado pelos extremistas para que o governo libertasse prisioneiros islâmicos detidos no País. Em RIAD.

Um hospital da capital iraquiana foi alvo hoje de um ataque que matou dois pacientes e feriu quatro com gravidade. No início da tarde, rebeldes iraquianos lançaram granadas propelidas por foguetes contra o hospital ADNAN KHAIRALLA, atingindo o sétimo andar. Ainda em BAGDÁ, um carro-bomba explodiu numa área residencial, causando a morte de quatro pessoas. Na cidade de RAMADI, a oeste de BAGDÁ, fuzileiros navais americanos entraram em confronto com guerrilheiros iraquianos. Um hospital local informou que cinco pessoas foram mortas e dezessete feridas, a maioria quando os marines bombardearam uma casa numa área residencial. Durante os enfrentamentos, um helicóptero dos EUA foi derrubado na região de RAMADI e três soldados foram mortos. No início da manhã, a explosão de uma bomba matou um soldado americano em DULUIYA, 70 km ao norte de BAGDÁ, elevando para 900 as baixas dos EUA desde a invasão do IRAQUE.

2 005  :   -   QUINTA-FEIRA
O RELACIONAMENTO PERFEITO SÓ NÃO EXISTE PORQUE AS PESSOAS SE CONVENCEM DESTE NÃO EXISTIR, ALÉM DO QUE, PENSAM ESSA PERFEIÇÃO COMO UM OBJETIVO ESTÁTICO, QUANDO NA VERDADE ESSA PERFEIÇÃO SÓ SE CONQUISTA NA DINÂMICA DE TODOS OS DIAS.
No caderno CIDADES/METRÓPOLE, de “O ESTADO DE SÃO PAULO” vejo o que realmente ocorreu no Obelisco, ontem à tarde, por volta das 16 horas: “PM GARANTE VISITA AO OBELISCO”. O Obelisco do Parque do Ibirapuera foi alvo de polêmica na tarde de ontem, quando crianças de Cidade Tiradentes fizeram uma visita ao local guiada por Paulo Emendabili, neto do autor do monumento, Galileo Emendabili. O mausoléu está fechado para reformas, mas há uma liminar que garante o acesso à família do escultor. Com base nisso, Emendabili chamou a Polícia Militar para que abrisse o local.”
Por intermédio dessa notícia pode-se entender a agitação do CORONEL Ref ARY CANAVÓ, mancomunado com CARVALHOSA. Este se valeu das crianças de uma escola para adentrar o Monumento, de forma ladina, pois se valeu de uma liminar da juíza que está com o processo contra o restauro. Essa liminar não dá o direito para que crianças entrem no obelisco, que está em reforma. Mostra-se um lado perverso do nosso conde do Obelisco, cuja finalidade é tentar ganhar dinheiro à custa do Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Enquanto a juíza não se resolver a julgar o processo, esse sujeito tentará criar novos problemas para a Sociedade.
Irei apresentar ainda hoje, na reunião da Diretoria Executiva a tese de que CARVALHOSA colocou as crianças em perigo, valendo-se de uma liminar para complicar o problema. Poderia essa liminar ser cassada face ao mau uso dela?

Saio tarde de casa. Passo correndo pelo MMDS, agora mais do que nunca nas mãos do VICTÓRIO, pois estou enfronhado nos problemas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com pouco tempo para me dedicar a essa Entidade que há tanto tempo está nas minhas mãos. Aos poucos, vou liberando as missões para outros oficiais.
Assim é  que às 14 horas, no MMDC, estou reunido com GINO STRUFFALDI, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, os advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA. O CORONEL JAIRO, presidente do Conselho Deliberativo discorre sobre uma carta do GINO, onde pede uma reunião do Conselho Superior a fim de debaterem a problemática da crise financeira. Fala-se sobre o LIVRO DE OURO, Regimento Interno e outros itens que constam daquela carta. O JAIRO irá conversar às 17:30 horas com o CORONEL PM RICARDO JACOB, apontado pelo CORONEL RENALDO para ser o tesoureiro da Diretoria Executiva. O CORONEL JAIRO sai antes do início da reunião da Diretoria Executiva. Depois chegam a Professora EDIMARA e os tenentes MARCELO e TASSI. O primeiro ato do presidente nesta reunião é dar posse aos novos diretores: Cel VENTURA como secretário; Professora EDIMARA como Diretora da Juventude; ROMAGNOLI e JANAÍNA na Consultoria Jurídica; TASSI como Diretor de Cerimonial; MARCELO como membro da Comissão de Medalhas. A doutora NELLY, diretora do arquivo histórico e biblioteca, justificou sua falta, tal como o CORONEL MENDES, vice-presidente, que se encontra em PRAIA GRANDE. Foi citado o nome do CORONEL RICARDO JACOB para o cargo de tesoureiro.
O presidente discorre sobre: ligações que manteve nesse curto espaço de tempo que transcorreu até hoje, após ter sido eleito presidente da Diretoria Executiva: Comandante Geral, sendo que precisa ser agendada uma visita no mais curto tempo possível; CFAP, R Pol Mon “NOVE DE JULHO”, Associação Comercial, OAB, CCB, Câmara Municipal, Assembléia Legislativa (através do Cel. UBIRATAN), CPOR, etc. Precisa também visitar o Comando Sudeste, 8º DN, 4º COMAR. O TENENTE TASSI fala sobre uma possível palestra na PUC (sobre a defesa da Constituição). Professora EDIMARA acrescenta que poderemos fazer convênios com a ECA, FAAP, ÁLVARES PENTEADO e pede autorização para contactar com as Universidades. Ela também cita a possibilidade de criação de um livro didático sobre o Movimento Constitucionalista de 32.
O presidente diz que o Governador ALCKMIN, no palanque, no dia 9 de julho, teria lhe oferecido um “café da manhã” para discutir assuntos atinentes à Sociedade. Lembro-lhe que promessa igual foi feita ao presidente que assumiu em 2002 (há três anos atrás). Esse “café da manhã” se transformou numa audiência e o Sr MARCONDES recebeu a promessa de ajuda do governo, coisa que não vimos até a presente data. Portanto a história se repete, mas o GINO está otimista nesse ponto.
Levo ao conhecimento dos presentes o “achado” do WÁLTER TAVERNA, conforme ele me explicou ontem. Depois mostro a reportagem do “ESTADO” com relação a mais uma provocação do CARVALHOSA. Só que desta vez ele levou crianças ao Obelisco e não obedeceu ao que consta da liminar (somente familiares de EMENDABILI poderiam entrar no Monumento-Mausoléu e não crianças); o advogado ROMAGNOLI irá solicitar ao CARNIDE uma cópia da liminar e estudar a melhor forma de neutralizar esse elemento pernicioso.
Com outros compromissos, o presidente encerra a reunião um pouco após às 16 horas. Ainda o acompanho até o metrô. Regressamos aos nossos lares. Em casa, mantenho um contato com o celular do MENDES. Ele se encontra em PRAIA GRANDE com seus familiares. Está tirando “umas férias” e regressará apenas na segunda-feira, dia 25. Explico-lhe os últimos acontecimentos.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA reduziu ainda mais, hoje, o poder de LUIZ GUSHIKEN dentro do governo. GUSHIKEN não controlará mais a publicidade do governo, deixando de ser ministro da Secretaria de Comunicação do Governo e Gestão Estratégica. Será apenas chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos, na prática um assessor especial do presidente. Na semana passada, desgastado pelas denúncias de seu relacionamento com os fundos de pensão de estatais, GUSHIKEN já tinha perdido o status de ministro.
 
A CPI DOS CORREIOS recebeu hoje novo lote de documentos sobre o empresário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA, registrando pagamentos e transferências de mais de 50 milhões de reais efetuados por ele em suas contas no BANCO DO BRASIL. Nele, técnicos da comissão descobriram dois cheques de 60 mil reais cada em favor do deputado JOSÉ MENTOR (PT-SP). Os valores foram transferidos da conta da DNA PROPAGANDA para a do escritório de advocacia do parlamentar, o J. MENTOR ASSOCIADOS, em maio e julho de 2004. Braço direito da ex-prefeita MARTA SUPLICY, o petista é acusado pelos seus adversários de ter omitido de seu relatório na CPI DO BANESTADO detalhes importantes que envolviam a direção do BANCO RURAL – com o qual VALÉRIO mantém negócios – no esquema ilegal de remessa de divisas para o Exterior. O deputado confirma que recebeu o pagamento e diz que por uma assessoria jurídica. Além dos cheques para MENTOR, a CPI recebeu 120 quilos de papelada do BB sobre a movimentação financeira das agências e das contas pessoais de VALÉRIO e de sócios.

A empresa GDK, de SALVADOR, confirmou hoje que o ex-secretário-geral do PT, SÍLVIO PEREIRA, ganhou um jipe LAND ROVER de presente do vice-presidente da empresa, CÉSAR ROBERTO SANTOS DE OLIVEIRA. “O doutor CÉSAR deu o veículo ao SÍLVIO com recursos próprios. A GDK não tem nada a ver com isso”, disse o advogado MARTIM DE ALMEIDA SAMPAIO. Segundo ele, o presente de R$ 74 mil foi dado “por amizade”. SÍLVIO recebeu o carro no ano passado, pouco depois de a GDK ter vencido uma licitação de R$250 milhões para reformar a plataforma P-34 da PETROBRÁS.

A Previdência não é só um problema para o segurado do INSS. Parece ser também para o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que, em cerca de dois anos e meio de governo, já mudou o responsável pelo ministério quatro vezes – ou por problemas técnicos ou por troca de favores, entre partidos. Agora, o mais novo ministro é NELSON MACHADO, que era secretário-executivo do Ministério do Planejamento. Ele substitui ROMERO JUCÁ, que foi demitido e reassume sua cadeira no Senado, pelo PMDB de RORAIMA. A posse aconteceu hoje e o novo ministro chega com muitas tarefas para cumprir. Entre os problemas, está a greve do INSS, que na capital paulista tem a adesão de 100% das agências e já prejudica quase dois milhões de pessoas no Estado. O caixa deficitário e os trabalhadores não inscritos no INSS são outras questões para o ministro. MACHADO é paulista de JOSÉ BONIFÁCIO (cidade a 485 km a noroeste da capital). Estudou Direito na Universidade de BRASÍLIA, é mestre em Administração Orçamentária e Financeira pela FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS e doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP.
O Ministério das CIDADES passará a ser comandado pelo diplomata MÁRCIO FORTES, filiado ao PP, que ocupava a secretaria-executiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O Ministério da CIÊNCIA será comandado por SÉRGIO REZENDE, do PSB, que antes presidia a Financiadora de Estudos e Projetos.
A Secretaria da Receita Federal da República, que começa a funcionar em 15 de agosto, será comandada por JORGE RACHID, atual secretário da Receita, que será unificada à Receita Previdenciária. Outra mudança que será publicada amanhã em decreto, é que 70% dos cargos de confiança passem a ser ocupados por servidores públicos.
Apesar de dizer que aceitava com tranquilidade a sua saída do Ministério das CIDADES, OLÍVIO DUTRA era puro ressentimento. Ele afirmou que, na política, às vezes não se escolhe companhias. E que atualmente, as más companhias existem tanto dentro quanto fora do PT. O ex-ministro afirmou que LULA ofereceu a ele a direção da INFRAERO, mas ele recusou. 

O CORINTHIANS venceu hoje o PAYSANDU por 3 a 2, no PACAEMBU, seguindo à risca uma receita de emoções que encanta a FIEL. Ou seja, o TIMÃO virou o jogo mesmo com um jogador a menos, sofreu o empate e ainda teve forças para achar o terceiro gol, aos 41 minutos do segundo tempo. O artilheiro RÓBSON, o ROBGOL, marcou duas vezes para o PAPÃO. Sob a batuta de TEVEZ, que jogou muito, BOBÔ, DINÉLSON e JÔ fizeram os gols da suada vitória. ALEX PINHO, do PAYSANDU, e BETÃO e BOBÔ, do CORINTHIANS, foram expulsos. O TIMÃO chegou a 25 pontos e subiu para a terceira colocação. Já o PAPÃO parou nos 11 pontos e é o penúltimo.

Depois de longa e cansativa novela, ROBINHO pôde, enfim, dizer hoje que faz parte do grupo de galácticos do REAL MADRID. O atacante comemorou bastante, ao lado da família, o desfecho da transação e viaja para a EUROPA na noite de amanhã ou, no máximo, no início da próxima semana. ROBINHO viveu durante três anos como maior ídolo do SANTOS depois de PELÉ, mas decidiu, há alguns meses, que sua história passaria a ser contada na EUROPA, no REAL MADRID. Anunciou, então, o desejo de deixar o clube e provocou a ira do torcedor, que se sentiu traído. O SANTOS não queria liberá-lo de jeito nenhum, mas o clube espanhol protocolou, hoje, na Confederação Brasileira de Futebol, uma carta de crédito no valor de trinta milhões de dólares (cerca de 71 milhões de reais) em favor dos santistas para a concretização do negócio e anunciou oficialmente a contratação do craque. A diretoria do SANTOS não dá o negócio como fechado e ainda vai brigar para receber os 50 milhões de dólares, alegando que a rescisão foi unilateral. Mas dificilmente terá sucesso. ROBINHO vai ser inscrito como novo atleta do REAL MADRID nos próximos dias e, em seguida, se juntará ao elenco.

O engenheiro ANTÔNIO CARLOS MIGOTTO, 54 anos, não chegou ao hipermercado, como pretendia fazer, ontem à noite. Ao descer de seu carro, na rua SAMPAIO DE BARROS, para ir ao EXTRA da avenida WASHINGTON LUÍS, zona sul da Capital, foi baleado no peito e morreu minutos depois. Apesar de nada ter sido roubado da vítima, a polícia trabalha com a hipótese de latrocínio. Os ladrões dispararam contra o engenheiro, mas não conseguiram roubar o que queriam. Só no primeiro trimestre deste ano, 90 crimes deste tipo ocorreram no Estado. MIGOTTO morava perto do hipermercado. Às 22 horas, parou seu RENAULT CLIO em uma rua próxima e desceu. Pretendia comprar um utensílio para seu aspirador de pó. Não teve tempo nem de trancar as portas do carro. Caiu baleado com as chaves do veículo na mão. Levado por um desconhecido ao Hospital SÃO PAULO, não resistiu.

Um jovem, de mais ou menos trinta anos, cabelos negros bem penteados, e morador de uma mansão na região do MORUMBI é suspeito de estuprar e violentar uma menina de 12 anos que fazia malabares num cruzamento da avenida FRANCISCO MORATO quando foi atraída por um lanche oferecido pelo acusado. A menina mora no EMBU DAS ARTES. É a quarta irmã de uma família de nove membros – a mãe, o padrasto e sete filhos. A mãe é manicure, ganha pouco; o padrasto, pedreiro, desempregado. A menina trabalha nos faróis, todas as tardes, para complementar a renda da casa. De manhã, cursa a sexta série. Por volta das 21 horas, o estuprador apareceu. Ele chegou num PEUGEOT cinza. Se aproximou e ofereceu comida. A menina e o amigo aceitaram logo. Os dois subiram no carro, mas em vez de o motorista dirigir-se para uma lanchonete, seguiu por ruas desconhecidas. No meio do caminho, sem dar lanche nenhum, o acusado livrou-se do menino que acompanhava a garota. Mandou-o descer e esperar sentado na calçada, pois precisava falar com a menina. Em seguida, arrancou para uma rua escura, onde parou o carro. Esperou a menina urinar na calça de medo. Então, mandou-a tirar a roupa para não sujar o carro e estuprou-a de todas as formas dentro do PEUGEOT. O terror terminou só às 22:40 horas, quando a menina foi solta num canto qualquer da avenida GIOVANI GRONCHI. Policiais militares, acionados graças ao coleguinha, localizaram a vítima e a levaram para o Hospital BANDEIRANTES, onde recebeu os primeiros socorros. Em seguida, as duas crianças foram conduzidas ao 34 º DP (VILA SÔNIA). A delegada plantonista, BÁRBARA ANTUNES, registrou a ocorrência como estupro e atentado violento ao pudor depois de ouvir a menina, que lhe entregou um pedaço de papel com a placa do carro do suspeito.
A anotação revelou que ele é morador da Rua JOSÉ PEPE, atrás do Hospital ALBERT EINSTEIN. No início da manhã, os policiais foram até a casa e acharam o PEUGEOT com placas semelhantes estacionado na garagem. A mãe do suspeito, que seria uma advogada, não permitiu a entrada dos policiais. Ela alegou que o filho não havia saído de casa na noite anterior. A menina fez o exame de corpo de delito hoje pela manhã no Hospital PÉROLA BYINGTON.
A Polícia Civil só instaurou inquérito para apurar a autoria do estupro da menor às 16:30 horas. Nesse horário, o suspeito e o carro já não estavam mais na mansão do MORUMBI. O suspeito seria intimado a comparecer à delegacia para reconhecimento e o carro para passar por perícia.

Numa operação conjunta com autoridades de outros quatro países, a Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, nas proximidades da costa espanhola, sete brasileiros que transportavam 2,5 toneladas de cocaína no barco pesqueiro BRASIMEX.
  
A empresária e atriz LUMA DE OLIVEIRA vai processar o jornal “THE INDEPENDENT”. Em sua edição de hoje, o periódico inglês publicou uma foto dela, no carnaval deste ano, como ilustração de uma reportagem sobre escândalos envolvendo políticos alemães, funcionários da montadora VOLKSWAGEN e prostitutas brasileiras. Segundo o irmão e também empresário de LUMA, MEM DE OLIVEIRA, o jornal não insultou apenas sua irmã. “O editor do jornal foi bem claro quando falou com nosso advogado. Ele disse que queria ilustrar a reportagem com a foto de uma “brasileira sambando”. Não foi um insulto apenas contra LUMA, mas contra todas as mulheres brasileiras”, afirmou ele. De acordo com MEM, o editor do jornal chegou a pedir desculpas ao advogado da atriz e prometeu uma retratação na edição de amanhã do “THE INDEPENDENT”. “Isso é muito pouco pelo estrago que causou à carreira de LUMA”, afirmou o empresário, acrescentando ainda que o responsável pela publicação da foto não sabia que a passista retratada era uma personalidade no BRASIL.

ANUNCIADO que a moeda chinesa deixará de seguir o regime de câmbio fixo e passará a flutuar. O yuan, que era vinculado ao dólar americano, valorizou-se 2,1% no primeiro dia após o anúncio. Em PEQUIM.

MORREU o médico francês ALAIN BOMBARD, aos 85 anos, o primeiro a cruzar o OCEANO ATLÂNTICO em um bote inflado, em 1952. A travessia, sem suprimentos, durou 65 dias. Sua morte foi anunciada como de causas não conhecidas, em TOULON, na FRANÇA.
 
Terroristas atacaram hoje LONDRES pela segunda vez em exatas duas semanas, um fato inédito que não ocorreu nem em NOVA YORK nem em MADRI – duas outras cidades duramente golpeadas pela AL-QAEDA nos últimos anos. No primeiro ataque à capital britânica, no dia 7, morreram 56 pessoas. O padrão dos atentados de hoje foi igual aos do começo do mês. Foram três ataques no metrô e um em ônibus. As estações atingidas foram as de SHPHERD´S BUSH (zona sul), OVAL (oeste) e WARREN STREET (centro). Já o ônibus, que teve apenas algumas janelas quebradas, era da linha 26 e estava na HACKNEY ROAD quando houve o estouro.
Há relatos de apenas um ferido, possivelmente um dos atacantes que teria fugido. De acordo com a SCOTLAND YARD, a intenção dos terroristas era matar um grande número de pessoas e esse objetivo não foi atingido porque as bombas não explodiram da forma como os terroristas esperavam. Esse novo ataque não teve a mesma magnitude das explosões do dia 7, mas bastou para causar pânico, caos e congestionamentos pela região central de LONDRES. As explosões, muito fracas, ocorreram de forma sincronizada, pouco antes de 12:30 horas. Apenas os detonadores teriam funcionado, não as bombas, segundo um repórter da BBC. A SCOTLAND YARD prendeu dois suspeitos, mas acabou libertando um deles à noite. "“Os terroristas querem provocar pânico nas pessoas”, disse o primeiro-ministro TONY BLAIR. “Temos de reagir e isso com muita calma”, acrescentou.

Um grupo de homens armados seqüestrou hoje dois diplomatas da ARGÉLIA, em uma nova ação para intimidar os representantes de governos árabes em BAGDÁ e isolar internacionalmente o governo provisório iraquiano. Os seqüestrados são o chefe da missão da ARGÉLIA no IRAQUE, ALI BELAROUSSI, e o diplomata AZZEDINE BEM KADI. O carro em que ambos viajavam foi fechado num bairro luxuoso de BAGDÁ. Com a ação de hoje, já são cinco os diplomatas de países islâmicos atacados em BAGDÁ. Apenas três semanas atrás rebeldes seqüestraram o representante do EGITO, IHAB AL-SHERIF. Dias depois, a rede AL-QAEDA no IRAQUE anunciou ter executado SHERIF. O corpo dele não foi encontrado. Aparentemente, os outros diplomatas atacados só não foram seqüestrados porque sua segurança reagiu a tiros. A campanha contra os diplomatas árabes fez com que muitas nações adiassem a decisão de abrir ou ampliar sua representação em BAGDÁ, o que dificulta ainda mais os esforços do governo para normalizar as relações externas do país.

A TV AL-ARABIYA, de DUBAI, mostrou hoje o ex-presidente SADDAM HUSSEIN diante do tribunal que o julgará por atrocidades durante seu governo. De camisa branca, óculos e usando uma jaqueta, SADDAM respondia de modo ríspido ao juiz. A audiência, em data não informada, era para apresentar a SADDAM acusações relativas à matança dos curdos. No vídeo não é possível entender as falas. Mas, segundo a TV, uma testemunha relatou o seguinte diálogo: “Estou detido pelo novo governo designado pelos americanos”, disse SADDAM. “O governo foi eleito pelo povo”, retrucou o juiz. “Como é possível que um advogado não veja seu cliente antes da audiência e não seja informado de um interrogatório?, perguntou SADDAM, que manteve uma atitude desafiadora. Hoje, os EUA informaram ter identificado quatro sobrinhos de SADDAM que estão entregando, a partir da SÍRIA, ajuda em dinheiro e armas aos rebeldes. Os EUA vão congelar qualquer bem que eles possuam no país.

21 DE JULHO DE 2006  - SEXTA-FEIRA
Localizado no bairro do IBIRAPUERA, o COMANDO MILITAR DO SUDESTE realiza nesta manhã uma solenidade cívica para lembrar os seus 60 anos de existência e grandes trabalhos realizados para o Exército Brasileiro. O GENERAL-DE-EXÉRCITO LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO, comandante militar do SUDESTE, disse que esse é um momento de júbilo para todos e que a filosofia das Forças Armadas vem sendo a de buscar uma aproximação e uma cooperação cada vez maiores com diversos segmentos da sociedade civil. Na oportunidade, autoridades civis e militares recebem homenagens com a outorga das Medalhas: “LEGIÃO DO MÉRITO DA ACADEMIA DE ENGENHARIA MILITAR”, “60º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DA POLÍCIA DO EXÉRCITO”, “MASCARENHAS DE MORAIS”, “ZENÓBIO DA COSTA”, “SANGUE DE HERÓIS”, “EX-COMBATENTE”, “MILITAR COM PASSADOR DE OURO” e “MILITAR COM PASSADOR DE BRONZE”.

Tenho problemas no computador com relação a este dia. Não há meio de acertar suas modificações. Penso em fazer isso no computador da Sociedade Veteranos de 32, onde coloquei minhas memórias também.
Já na cidade de SÃO PAULO, passo pelo MMDC. Consigo, como já era esperado, trabalhar no dia 21 de julho, atualizando-o. Também imprimo as trinta páginas que compõem essa data.
Vou tarde para a Entidade que ainda dirijo, embora com forte presença do CARMELO, que está levando bem a vida administrativa. Mas pouco tempo posso ficar com os oficiais porque foi marcada para hoje uma reunião da Diretoria Executiva. GINO STRUFFALDI, CORONEL MENDES, NACLÉRIO HOMEM, ROMAGNOLI, JANAÍNA, DONA MARIA ODETE e a surpresa da participação do Senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Como já era esperado, o Senhor MARCONDES fala a respeito da grave doença de dona JÚLIA e os cuidados médicos que lhe são devotados, permitindo que viva mais a custa de remédios. Também ele tece elogios à ALIANÇA DA MISERICÓRDIA, instalada numa gleba de terra que ele doou aos religiosos. Mostra uma fotografia de centenas de adolescentes, agradecendo o benefício que ele fez.
Nosso presidente aborda nessa reunião a vitória que obtivemos contra os jornais O ESTADO DE SÃO PAULO e JORNAL DA TARDE no caso do DIREITO DE RESPOSTA à infamante peroração de ROBERTO DUAILIBI em seu indecoroso artigo de 17 de dezembro de 2005. Fala-se também da contestação desse senhor, uma verdadeira retratação, onde mente para “salvar a pele”. O advogado ROMAGNOLI já fez a tréplica e já a entregou. GINO está preocupado com a situação do CONSELHO FISCAL, onde o presidente, CORONEL RENALDO, passado um ano de sua posse, ainda não reuniu o Conselho uma vez sequer. Esse é um caso para ser resolvido pelo CONSELHO SUPERIOR e não pela DIRETORIA EXECUTIVA. Fica marcada a data de 17 de agosto para a reunião do CONSELHO SUPERIOR, cujo secretário é o ROMAGNOLI. Também nosso presidente se preocupa com o pagamento das mensalidades dos associados. Precisa ser estudado o problema do boleto bancário. O CORONEL MENDES explica que a partir de 1º de janeiro de 2007 todos os funcionários irão receber através da NOSSA CAIXA, não mais pelo BANESPA. Isso irá trazer aborrecimentos para nós quanto ao débito automático que se vem processando normalmente até agora.
Depois de encerrada a reunião, o CORONEL MENDES traz ao nosso conhecimento pedidos de entrega de medalhas em vários locais. Isso é bom para a divulgação da própria Sociedade, mas cria muito trabalho. Há pedidos de MATO GROSSO DO SUL, do RIO DE JANEIRO, de BRASÍLIA, de LIMEIRA e outros locais mais próximos.
Meu colega de turma irá hoje para seu sítio em ATIBAIA e depois reunirá a família em CAMPOS DO JORDÃO, onde passará uma semana. Com isso, afasta-se durante uns dez dias da Sociedade.
Chegam do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO os convites para a solenidade do dia 29 de julho, às 16 horas, quando será homenageado GUILHERME DE ALMEIDA. Nessa data, GINO STRUFFALDI receberá o COLAR DO CENTENÁRIO DE D PEDRO I. Para engrandecer essa comemoração iremos mandar os convites para vários associados.
Deixamos a Sociedade depois das 17 horas. MENDES vai me deixar na ARMÊNIA. Ainda hoje fará o passeio até ATIBAIA, onde está seu filho. Em GUARULHOS, LUCINDA vai me mostrar as benfeitorias realizadas na casa onde está instalada a minha HEMEROTECA. Foi criada uma área de ventilação e colocadas porta e vitrô. 

Ao final de cinco dias de julgamento, SUZANE VON RICHTHOFEN, de 22 anos, e os irmãos DANIEL, de 25, e CRISTIAN CRAVINHOS DE PAULA E SILVA, de 30, foram condenados hoje por duplo homicídio triplamente qualificado pelas mortes de MANFRED e MARÍSIA VON RICHTHOFEN, ocorrido em 30 de outubro de 2002. SUZANE, filha das vítimas, recebeu pena de 39 anos de reclusão e seis de detenção em regime semi-aberto, mais multa de dez dias. DANIEL recebeu a mesma pena, 39 anos e meio. Já CRISTIAN foi condenado a 38 anos de reclusão, mais seis meses de detenção (regime semi-aberto). A sentença foi lida pelo juiz ALBERTO ÂNDERSON FILHO, às 2:10 horas, diante de um plenário lotado. Segundo o advogado MAURO OTÁVIO NACIF, SUZANE chorou desesperadamente ao saber da sentença. Seu ex-tutor e também advogado DENIVALDO BANI também caiu em prantos. Todos foram condenados com as qualificadoras: motivo torpe (vingança ou por dinheiro), impossibilidade de defesa das vítimas e meio cruel. Ainda segundo NACIF, SUZANE conseguiu resposta positiva dos jurados para apenas um dos 28 quesitos: eles consideraram que houve coação psíquica por parte de DANIEL, no entanto essa coação não foi irresistível. “Eu fui derrotado. Saio triste pela condenação, mas contente por minha atuação”, disse NACIF. Como a condenação passou de 20 anos de prisão, os réus têm direito a novo julgamento, que já teria até data: 18 de setembro. Mas os advogados disseram hoje que não irão pedir novo julgamento. 

A Polícia Federal prendeu hoje dezessete pessoas, entre elas dois de seus ex-superintendentes, JAIRO HELVÉCIO KULLMANN – que comandou todo o efetivo da corporação no RIO entre 1995 e 1999 – e JOSÉ MILTON RODRIGUES – que dirigiu a divisão fluminense do órgão de 2004 a 2006. Também foram detidos na chamada OPERAÇÃO CEROL outros quatro delegados federais, um agente e um escrivão da PF, um advogado e fiscal do INSS, seis advogados – entre eles um diretor da cervejaria PETRÓPOLIS – e dois empresários, diretores da empresa de vigilância VIGBAN. Todos são acusados de fazer parte de um esquema de corrupção que favorecia particulares e cometia crimes contra a administração pública e a Justiça. Os policiais federais são acusados de favorecerem os empresários e advogados em seus inquéritos e investigações. Um exemplo: o delegado MAURO MONTENEGRO, ao assumir a Delegacia Previdenciária, teria distribuído os inquéritos que envolviam a empresa VIGBAN para os delegados de sua confiança, como JORGE ALMEIDA; com isso, retardavam o andamento das investigações ou arquivavam o inquérito. Em um desses casos, a dívida da empresa de vigilância com o INSS constava como paga. Os responsáveis pela OPERAÇÃO CEROL acham que foi o fiscal CLÓVIS PFALTZGRAFF quem conseguiu a certidão negativa de débito para permitir ao delegado o arquivamento do caso.
O advogado criminalista MICHEL ASSEF, cujo escritório está envolvido na OPERAÇÃO CEROL da Polícia Federal, ganhou notoriedade no RIO após vários anos de militância na área esportiva, como vice-presidente jurídico do FLAMENGO. Sempre desfrutou de espaço generoso em parte da mídia carioca – ele oferecia seus serviços profissionais a vários jornalistas. Defendeu, entre outros famosos, o jogador ROMÁRIO e o técnico VANDERLEI LUXEMBURGO, o cantor BELO e a modelo e empresária LUMA DE OLIVEIRA. Entre os presos pela PF, MONCLAIR EUGÊNIO GAMA, sócio de ASSEF.

Morreu hoje, em BRASÍLIA, o antropólogo ROBERTO CARDOSO DE OLIVEIRA, aos 78 anos, de infecção generalizada. Em 40 anos, como pesquisador, desenvolveu estudos sobre etnologia indígena. Publicou 27 livros e era membro da Academia Brasileira de Ciências. Criou o mestrado de Antropologia da UnB, UFRJ e UNICAMP.

O jurista CELSO LAFER foi eleito hoje para a cadeira n º 14 da Academia Brasileira de Letras com 35 dos 37 votos. Pelas regras da ABL, como PAULO COELHO e ARIANO SUASSUNA não se manifestaram, considera-se que não houve abstenção. Ex-ministro das Relações Exteriores dos governos de COLLOR e FHC entrou na vaga de MIGUEL REALE.

A atriz CLÁUDIA RODRIGUES, de 35 anos, a MARINETE do seriado A DIARISTA, da Rede GLOBO, revelou esta semana sofrer de esclerose múltipla. Em entrevista ao jornal carioca EXTRA, a atriz contou que teve a doença diagnosticada há seis anos e temeu pela possibilidade de não poder ter filhos. Há cinco anos, CLÁUDIA conseguiu ser mãe de IZA.  

O brasileiro JADEL GREGÓRIO conquistou a medalha de ouro no Meeting de RETHMNON, na GRÉCIA. Ele venceu a prova do salto triplo com a distância de 17,15 m e ficou à frente do atual campeão mundial da modalidade, o americano WÁLTER DAVIS.

Como prenúncio de uma grande invasão, ISRAEL convocou hoje seis mil reservistas e reuniu tanques e outros blindados perto da fronteira com o LÍBANO. A invasão em massa é iminente, informou a TV americana NBC NEWS, com base em “fontes no setor de inteligência”. Ao mesmo tempo, os EUA aceleraram o fornecimento de bombas a ISRAEL. Centenas de soldados israelenses já buscam túneis e depósitos de armas do grupo islâmico HEZBOLLAH em território libanês, mas ainda sem confronto com forças do LÍBANO. Uma invasão de grande porte, porém, tornaria isso inevitável e possivelmente resultaria na entrada da SÍRIA no conflito, por força de um tratado de proteção mútua com o LÍBANO. O HEZBOLLAH voltou a atacar HAIFA.   

A atriz ÚRSULA ANDRESS foi eleita como a melhor BOND-GIRL de todos os tempos. Ela interpretou HONEY RYDER, no primeiro filme da série, Dr NO, em 1962. A pesquisa foi encomendada pela revista britânica EMPIRE e pela SONY PICTURES. Em LONDRES.

2 007    :      -     SÁBADO
O jornal “OLHO VIVO”, de GUARULHOS, publica neste sábado uma matéria intitulada: “CIDADÃOS CONDECORADOS” – Guarulhenses receberam a Medalha Constitucionalista.
Em solenidade comemorativa ao Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista de 1932, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC – Núcleo Guarulhos, presidida por Janaína Expósito Pinto, homenageou personalidades que atuam na comunidade, na quinta-feira, 19, na Câmara Municipal.
O evento ressaltou a importância do civismo, a necessidade de se resgatar a origem da democracia no Brasil, representada pela conquista da Constituição, e repassá-la aos filhos e netos. Os ex-combatentes Gino Struffaldi (93 anos) e Oswaldo Diana (98 anos) relembraram passagens da revolução, com orgulho, desmistificando a alegação de que São Paulo buscava separar-se do Brasil.
O delegado seccional João Roque Américo reforçou a necessidade de se levar mensagens para filhos e netos sobre civismo. “Se eles não têm apego às tradições, somos culpados, mas temos tempo para nos redimir”, disse.
O presidente do Grupo OLHO VIVO, VALDIR CARLETO, dividiu a homenagem com a equipe do jornal. “Os jovens de hoje não foram incentivados a cultuar civismo. É nossa obrigação divulgar as iniciativas para que respeitem e cultivem a luta dos antepassados”, ressaltou.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC – Núcleo Guarulhos, homenageou com a Medalha Constitucionalista as seguintes personalidades: Cel PM ALMIR GONÇALVES ALBUQUERQUE, comandante do CPA/M-7; Ten.Cel aviador HUDSON COSTA POTIGUARA, comandante da Base Aérea de São Paulo; GERALDO VENDRAMINI, secretário para Assuntos de Segurança Pública; JOÃO ROQUE AMÉRICO, delegado seccional; MAJOR PM JOSÉ ELERIGTON PAULINO; VALDIR CARLETO, presidente do Grupo Olho Vivo; OSWALDO DIANA, ex-comandante de 32; WILSON LOURENÇO, presidente da ACE; JOSÉ MARIA DIAS NETO, secretário-adjunto da OAB-SP.  

Sem compromissos neste sábado, procuro colocar meus papéis em dia. Aos poucos, durante o dia, consigo organizar meu arquivo, inclusive o digitalizado. Organizo um arquivo sobre as notícias da tragédia de CONGONHAS e também guardo em caixa especial a morte do senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES.
Assisto o treino classificatório para o GP DA ALEMANHA. O líder do Mundial, LEWIS HAMILTON, da McLAREN, levou um susto e deixou a Fórmula 1 de cabelo em pé ao se acidentar, com alguma gravidade, no circuito de NURBURGRING. Mas a segurança geral da competição é elevada e o inglês passa bem. Nos poucos minutos que restaram do treino, KIMI RAIKKONEN aproveitou-se da maior eficiência do carro da FERRARI, bem como pareceu o piloto mais concentrado, e estabeleceu a pole position da 10ª etapa da temporada, segunda dele no ano.
“Espero que desta vez as coisas tenham outro desfecho”, afirmou RAIKKONEN. Referia-se ao fato de ter liderado 48 voltas das 59 da edição do ano passado, até a suspensão direita romper-se e ele perder a corrida. FERNANDO ALONSO, da McLAREN, larga em segundo.
MASSA estava com cara de poucos amigos. “Fui o mais veloz na segunda classificatória, o que mostra que estamos com um carro ótimo. Mas não consegui completar uma volta ótima depois de o treino reiniciar-se”. Ele é o terceiro do grid. O quarto é NICK HEIDFELD, com ROBERT KUBICA em quinto; MARK WEBBER em sexto; HEIKKI KOVALAINEN em sétimo; JARNO TRULLI em oitavo; RALF SCHUMAKER em nono; LEWIS HAMILTON em décimo. RUBENS BARRICHELLO sairá em 14º lugar.

Resultados do Campeonato Brasileiro neste sábado: JUVENTUDE 2 x INTERNACIONAL 0 (com a vitória do Juventude, em CAXIAS DO SUL, o CORINTHIANS vai, momentaneamente, para a zona do rebaixamento); VASCO 4 x ATLÉTICO – MG 0 (com a vitória, o VASCO assumiu o terceiro lugar do campeonato); AMÉRICA RN 3 x ATLÉTICO – PR 1.

O caos voltou hoje aos aeroportos, um dia depois de o governo ter anunciado um pacote que prevê a alteração da malha de vôos do País – e quatro dias depois de um AIRBUS da TAM ter saído da pista do Aeroporto de CONGONHAS, atingindo um prédio e matando quase 200 pessoas. O centro de controle aéreo de MANAUS (CINDACTA – 4), que responde por 90% do tráfego entre BRASIL, ESTADOS UNIDOS e AMÉRICA CENTRAL, ficou às escuras durante três horas, em virtude de um curto-circuito no sistema de energia elétrica. A pane obrigou aviões vindos do exterior a aterrissarem em outros países e provocou atrasos em 44,7% dos 1.282 vôos internos programados até as 18:30 horas. Outros 11,2% foram cancelados.

O corpo do senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES foi enterrado hoje com honras militares, com direito a 225 tiros de fuzil por parte de cadetes da Polícia Militar e o toque fúnebre de uma corneta. A cerimônia ocorreu no fim da tarde, no Cemitério CAMPO SANTO, em SALVADOR – o mesmo onde estão sepultados os corpos de seus filhos LUÍS EDUARDO MAGALHÃES e ANA LÚCIA MAGALHÃES.
ACM, que morreu ontem, no Instituto do Coração, em SÃO PAULO, vítima de falência múltipla dos órgãos e insuficiência cardíaca, foi velado no PALÁCIO DA ACLAMAÇÃO, no bairro de CAMPO GRANDE, por cerca de 18 horas. A PM calculou que nesse período passaram por lá quase quinze mil pessoas.
ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES JÚNIOR, que ficará com a vaga do pai no Senado, e o deputado ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES NETO seguiram à frente no transporte do caixão. ACM NETO era um dos mais emocionados. “Muita saudade”, disse.

A família de JEAN CHARLES DE MENEZES, o brasileiro morto pela polícia por engano em 22 de julho de 2005, em LONDRES, lembra neste fim de semana o segundo aniversário da morte do jovem Os parentes e amigos do jovem farão um minuto de silêncio e depositarão ramos de flores sobre um santuário improvisado na capital britânica. Ao mesmo tempo, amigos do jovem e vários ativistas se reúnem amanhã para lembrar o segundo ano de sua morte, numa estação de metrô.

A ÍNDIA elegeu sua primeira presidente mulher. Trata-se de PRATIBHA PATIL, uma ex-governadora estadual e candidata pela aliança governista. A advogada, de 72 anos, derrotou o atual vice-presidente, BHAIRON SINGH SHEKHAWAT, de 82 anos, e ocupará um cargo de caráter cerimonial e honorífico, já que o regime no país é parlamentarista. O posto, porém, pode ganhar relevância em períodos de crise política.
Como presidente PATIL se tornará também comandante das Forças Armadas indianas, detentora do quarto maior Exército do mundo. A vitória era esperada, já que o governo tem maioria no Congresso.

O presidente americano, GEORGE W. BUSH teve hoje cinco pólipos removidos cirurgicamente da parede do intestino, durante um exame preventivo de câncer. Segundo o porta-voz da CASA BRANCA, SCOTT STANZEL, os pólipos, todos com menos de um centímetro, serão testados para determinar se há sinais de câncer e os resultados deverão ser divulgados em até 72 horas. A equipe médica que o operou, no entanto, minimizou o risco da doença. “Nenhum dos pólipos pareceram ser malignos”, afirmou STANZEL, citando os médicos que operaram BUSH.
BUSH, de 61 anos, transferiu os poderes presidenciais para o vice-presidente, DICK CHENEY, por cerca de duas horas, durante o procedimento, chamado colonoscopia, para a retirada dos pólipos. A cirurgia foi feita em CAMP DAVID, MARYLAND. BUSH ficou sedado por 31 minutos.

Fotógrafo de grandes filmes de grandes diretores, como MARTIN SCORSESE, BOB RAFELSON e ROBERT ALTMAN, LASZLO KOVACS morreu neste sábado em sua casa, em LOS ANGELES, enquanto dormia. Tinha 74 anos. Húngaro de nascimento emigrou para os EUA com o amigo VILMOS SZIGSMOND. Ambos se tornaram diretores de fotografia, trabalhando principalmente com diretores independentes e/ou ligados à contracultura. Entre os mais de 60 filmes que fotografou, dois dos melhores foram SEM DESTINO, de DENNIS HOPPER, e LUA DE PAPEL, de PETER BOGDANOVICH. Trabalhando com cor, no primeiro, ou em P&B, no segundo, KOVACS era sempre brilhante.

Morreu o empresário espanhol JESÚS DE POLANCO GUTIÉRREZ, dono do jornal EL PAÍS. Órfão, ainda jovem, POLANCO pagou parte de seus estudos vendendo livros. Depois de se formar em Direito, criou a editora SANTILLANA, sobre a qual construiu uma fortuna de 3 bilhões de dólares. Em 1973, POLANCO se associou ao empresário JOSÉ ORTEGA SPOTTORNO, filho do filósofo ORTEGA Y GASSET. Juntos, eles fundaram o EL PAÍS três anos depois. POLANCO e seu jornal foram elementos fundamentais na restauração da liberdade de imprensa na ESPANHA ao final da ditadura franquista. Hoje, a holding de POLANCO, a PRISA, controla editoras, revistas, rádios e TVs na EUROPA e na AMÉRICA LATINA. Tem 15% do jornal francês LE MONDE e, no BRASIL, é dona das editoras OBJETIVA e MODERNA. Aos 77 anos, de complicações decorrentes de uma doença reumática, em MADRI.

O príncipe ALBERT de MÔNACO presidiu a cerimônia de abertura do jantar anual de gala para arrecadar fundos para o combate a AIDS, realizado neste sábado em MONTECARLO. Ao seu lado estavam: sua namorada, CHARLENE WITTSTOCK, e a princesa STEPHANIE, sua irmão caçula. Apesar das demonstrações de carinho com a namorada, ALBERT continua sem falar em casamento.

A atriz KATIE HOLMS levou a filha SURI, de 1 ano, para assistir à estréia do jogador inglês DAVID BECKHAM no time de futebol LOS ANGELES GALAXY. Acompanhadas por EVA LONGORIA e a mulher do jogador, VICTÓRIA BECKHAM, mãe e filha ocuparam o camarote vip do estádio HOME DEPOT CENTER, em CARSON, na CALIFÓRNIA.       

2 008     :      -     SEGUNDA-FEIRA
Na HEMEROTECA VENTURA o SARGENTO PM Ref JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR termina de pintar a estante “9 DE JULHO”. Agora pretende reforçar ainda mais as prateleiras. Em seguida, iremos colocar os jornais de 2000 para cá, coisa que irá dar muito trabalho.
Mais sossegado depois das festividades dos 76 anos da Revolução Constitucionalista, posso me dedicar mais aos meus papéis. Recebo uma mensagem, via e-mail, do GINO STRUFFALDI, dando conta que hoje ele irá se apresentar no ‘PROGRAMA DO JÔ’, sendo que apenas quatro pessoas escolhidas por ele poderão estar presentes na hora da gravação. Ao seu lado estará o veteraníssimo OSVALDO DIANA, que recentemente deixou de ser o comandante do Exército Constitucionalista.
Vou mais tarde para a Sociedade. Apenas estou preocupado com a Ata da Assembléia Geral Extraordinária de 5 de junho. Casualmente, encontro com o CORONEL PM Ref HERMES CRUZ, presidente da AORRPM, que está subindo a Rua ANITA GARIBALDI, em companhia do TENENTE PM Ref EDMILSON. Ele visita a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e leva a ata.
Um pouco mais tarde do costume vou almoçar com: OLIVEIRA, RAFAEL, CRISTIANO, AMÉRICO e também o DANILO. Faço isso com certa pressa, pois estou com visitas no MMDC.
O JOSÉ D´AMICO vem buscar o livro CRUZES PAULISTAS, a fim de apresentá-lo ao secretário da Justiça, MARREY, amanhã. PAULO BOMFIM está solicitando que a Imprensa Oficial do Estado reedite esse livro. Também o D´AMICO vai conversar com o secretário a respeito da Praça “DANÇA DAS HORAS”, em homenagem a GUILHERME DE ALMEIDA e também uma tentativa de restaurar o prédio da DOM PEDRO II, completamente abandonado. Falamos sobre uma idéia antiga que tenho de se construir uma “Federação da História de São Paulo”, com a união da Sociedade Veteranos de 32-MMDC com a Associação dos Ex-Combatentes da 2ª Guerra Mundial- Seção de São Paulo e também das Forças de Paz. Algumas conversas já foram feitas a respeito disso, embora timidamente. Há adesões, principalmente das Forças de Paz. Isso ainda é uma utopia.
Além do D´AMICO visitam o MMDC hoje: MAURÍCIO e COLOMBO. Não mantenho contato com o CORONEL PM MENDES. Ele deverá estar gozando alguns dias de “férias” ao lado de familiares que recentemente fizeram aniversário: dona OÇAINE, seu filho DÉCIO e seus netos JÚLIO e BIANCA.
Em divagações com o JOSÉ D´AMICO, esquecemos das horas. Nosso pensamento é comemorar o JUBILEU DE DIAMANTE da Instalação da Constituinte, em novembro, como vitória moral da Revolução Constitucionalista de 1932. Uma placa deverá ser colocada no hall de entrada da Assembléia Legislativa, também em novembro.
Recebo a seguinte citação da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, Delegacia “GIUSEPPE GARIBALDI” em CAXIAS DO SUL – RS:

A Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo – FALASP, tem a honra de conceder a Vossa Senhoria a Medalha da Real Ordem do Mérito Cultural Dom João VI de Portugal, que visa agraciar pessoas ou entidades – civis e militares, cujos trabalhos contribuam para o desenvolvimento cultural, artístico e científico do Brasil, de São Paulo ou para Águas de Lindóia, sua cidade sede.
A Real Ordem do Mérito Cultural Dom João VI de Portugal é uma Honraria que antecipou – lançada em Junho de 2006, na Câmara Municipal de Águas de Lindóia, SP – as comemorações oficiais dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil e faz evocação histórica a Dom João VI (Nascido em Lisboa a 13 de Maio de 1767 e falecido a 10 de Março de 1826), de seu nome completo João Maria José Francisco de Paula Luís Antônio Domingos Rafael de Bragança, cognominado “O Clemente”, foi Rei de Portugal entre 1816 e a sua morte, em Lisboa, a 10de março de 1826.
Há 200 anos a Família Real Portuguesa chegava ao Brasil, quando inicialmente a comitiva real desembarcou na Bahia no dia 24 de janeiro, e em 7 de março de 1808 chegam ao Rio de Janeiro, onde a Família Real desembarcou no dia 8 de março, tornando-se esta cidade a capital do reino, na então maior e mais importante colônia portuguesa, o Brasil, onde a transferência da Família Real Portuguesa trouxe inúmeros benefícios econômicos, políticos e culturais, sendo um importante marco histórico, transformando radicalmente os rumos de nosso País.
Vossa Senhoria, Sr Cel PM SP RR MÁRIO FONSECA VENTURA, bem merece a citada Medalha pela sua contribuição para a cultura e os ideais da FALASP.
É uma honra insigne condecorá-lo com a Real Ordem do Mérito Cultural Dom João VI de Portugal – no Grau de Cavaleiro.

                                               Caxias do Sul, RS, 21 de julho de 2008

MARCOS ANTÔNIO TRONCA
Delegado Acadêmico
FALASP – Delegacia em Caxias do Sul

Com o tempo transcorrido, fica difícil o retorno para GUARULHOS. Os ônibus vêm lotados.

Depois de 21 dias de paralisação, terminou hoje a greve dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A proposta negociada no sábado entre grevistas, a direção da empresa e o ministro das Comunicações, HÉLIO COSTA, foi aprovada hoje pelos funcionários de São Paulo e mais 15 Estados, além do Distrito Federal, em assembléias em todo o País. A greve provocou um  atraso na entrega de correspondências, e até hoje à noite 130 milhões de cartas, boletos de cobrança e pacotes ainda não tinham chegado aos destinatários.

O ex-polegar RAFAEL ILHA ALVES PEREIRA, de 35 anos, foi solto na sexta-feira, do Centro de Detenção Provisória de PINHEIROS I, na zona oeste de São Paulo. ele ficou preso durante 18 dias, acusado de tentar seqüestrar a estudante de Direito KARINA SOUZA DA COSTA, de 28 anos, no dia 1º de julho. Ele alega que foi fazer uma abordagem para internar a estudante em sua clínica, após receber uma denúncia do ex-marido, PEDRO JOSÉ DE SANTANA VAZ, 35 anos, dizendo que ela era viciada em drogas.

Quase cinco anos após a desocupação do edifício SÃO VITO, no Centro, ex-moradores do edifício continuam à espera de um novo lar. Das 608 famílias que viviam no prédio, 184 eram proprietárias dos imóveis e pelo menos metade delas ainda não recebeu a indenização e enfrenta ações de despejo. Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, alguns ainda têm dificuldades para provar na Justiça a posse dos apartamentos. Outros, com posse comprovada contestam na Justiça o valor da indenização paga pela Prefeitura – em média, de nove mil reais.
Quando o projeto de revitalização do edifício SÃO VITO foi anunciado, previa que os moradores deixassem o prédio para a reforma e, depois, pudessem comprar de volta seus imóveis – receberiam uma indenização da Prefeitura e teriam prioridade na compra dos imóveis reformados. Mas o projeto foi abandonado e agora a Prefeitura estuda construir uma praça no local, integrando a região ao Parque DOM PEDRO. Para isso,  tanto o SÃO VITO quanto seu vizinho MERCÚRIO precisam ser implodidos. A Prefeitura estuda agora como fazer isso, já que uma implosão poderia danificar o Mercado Municipal, que é tombado pelo Patrimônio Histórico.      

Faleceu em ITAPETININGA, aos 62 anos, JOSÉ GORRERI DE CARVALHO LEITÃO. Foi comandante da FP naquele município e comandante do Corpo de Bombeiros, em SÃO PAULO. A doutora PATRÍCIA DE CARVALHO LEITÃO, promotora de Estado e a doutora ELISÂNGELA DE CARVALHO LEITÃO, procuradora federal, são suas filhas. Foi enterrado no Cemitério de MAIRIPORÃ.

Faleceu hoje no RIO o produtor, diretor de televisão e escritor GERALDO CASÉ, pai da atriz REGINA CASÉ. GERALDO dirigiu a primeira versão do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, na TV GLOBO, exibida entre 1977 e 1986. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na GÁVEA, zona sul do RIO, desde o dia 12. Na sexta-feira, seu estado de saúde se agravou. A causa da morte foi insuficiência respiratória.
No dia 7 de junho, quando completou 80 anos, GERALDO ganhou uma festa no JOCKEY CLUB no RIO organizada pela filha REGINA, a mais famosa dos seus cinco filhos. A comemoração reuniu cerca de 400 pessoas, entre elas CAETANO VELOSO e FERNANDA MONTENEGRO.
Filho do radialista ADEMAR CASÉ, pernambucano, GERALDO começou a trabalhar na rádio com o pai. Mas em 1951 não resistiu à chegada da TV no BRASIL. Começou na TV RIO, depois passou pela TUPI, EXCELSIOR e BANDEIRANTES. Na GLOBO, trabalhou por mais de 30 anos. Apesar de já fazer programas infantis nas outras emissoras, foi na da família MARINHO que ele criou o seu projeto de maior sucesso O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.
Numa entrevista ao jornal “O ESTADO”, há quatro anos, ele recordou com orgulho o momento da criação do infantil baseado na obra de MONTEIRO LOBATO. “Fiz uma proposta ao BONI de fazer uma novela para crianças e pré-adolescentes à tarde. Ele adorou. Foi o que abriu as portas para o início das novelas das 6 na GLOBO, que antes não existiam. Então, a GLOBO conseguiu os direitos da obra de LOBATO e me chamou para produzir e dirigir. Foi mais de um ano de preparação até entrar no ar”. Ele também dirigiu a divisão internacional da GLOBO, vendendo ao resto do mundo as novelas e programas da emissora.

O corpo do ex-prefeito de BELO HORIZONTE, CÉLIO DE CASTRO, foi enterrado hoje no Cemitério PARQUE DA COLINA, em cerimônia que contou com a presença do presidente LULA. O ex-prefeito, que estava afastado da política desde 2001, quando sofreu um acidente vascular cerebral, morreu ontem pela manhã, aos 76 anos, por falência múltipla dos órgãos, após ficar dois dias internado no Hospital MATER DEI. LULA voltou a lamentar a morte do ex-prefeito, lembrando que o conhecia há 30 anos.

O criminoso de guerra servo-bósnio RADOVAN KARADZIC, um dos homens mais procurado do mundo, foi preso hoje na SÉRVIA. Ex-líder político, KARADZIC é acusado pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-IUGOSLÁVIA de genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade durante a GUERRA DA BÓSNIA (1992-1995). KARADZIC é acusado de ter ordenado o massacre de 8 mil muçulmanos na cidade de SREBRENICA, em 1995 – considerada a maior atrocidade na Europa desde a 2ª Guerra. A SÉRVIA sofria intensa pressão da UNIÃO EUROPÉIA para entregar o ex-líder ao tribunal. Essa era uma das principais condições para que o país pudesse ingressar no bloco europeu.    

A estudante CRISTIANE DE SOUSA SILVA, de 8 anos, morreu ontem, após ser acidentalmente baleada no olho por um policial militar, identificado como soldado RAMOS, em IGARAPÉ DO MEIO (MA), a 330 km de SÃO LUÍS. O crime revoltou a população, que incendiou a delegacia e depredou a Câmara Municipal. O militar está foragido.

2 009     :         -      TERÇA-FEIRA
“A VIDA RETRIBUI E TRANSFERE TUDO AQUILO QUE NÓS LHE OFERECEMOS”                                                                       ALBERT EINSTEIN.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em continuidade às festividades comemorativas de seus 135 anos, e a Prefeitura Municipal de São Paulo, convidam para a “Solenidade de Inauguração do Restauro da Fachada e da Iluminação do Palácio da Justiça”, com a apresentação da Orquestra Bachiana Jovem SESC/SP e Bateria da Escola de Samba VAI-VAI, sob a regência do Maestro JOÃO CARLOS MARTINS, a realizar-se no dia 21 de julho de 2009 (terça-feira) às 18:30 horas, no “Salão dos Passos Perdidos”, 2º andar – Palácio da Justiça – Praça da Sé, s/nº, Centro – São Paulo/ SP.

Sobre esse evento no Tribunal de Justiça o presidente do MMDC, GINO STRUFFALDI, liga logo cedo. Diz que é intenção sua ir de sua casa diretamente para o local da festa. MARINEI irá atender a P Fem PM CARLA, no núcleo “ROMÃO GOMES”. Quer ela subsídios sobre a Revolução Constitucionalista de 1932.
Numa manhã fria, tal como está acontecendo nesses últimos dias, levanto tarde e pouca coisa produzo, além de ler os jornais costumeiros. Na hemeroteca arquivo o último livro de outubro de 2007.
OLIVEIRA visita-me no MMDC. Conta que o filho de um nosso amigo dos anos 1980, LUIZ, irá se casar no dia 29 de agosto e está nos convidando para o enlace do ALEX com a KAROL. Converso, por telefone, com o CORONEL MENDES, que se encontra no GRANDE ORIENTE, sobre a inauguração da luminária da fachada do Tribunal de Justiça, hoje, por volta das 18:30 horas e a intenção do GINO de comparecer ao evento. O MENDES conta que o GINO e ele estiveram fazendo uma palestra sobre a Revolução Constitucionalista, ontem à noite, e que o GINO foi deitar muito tarde. Vai tentar demovê-lo dessa idéia, pois nós não iremos nessa solenidade. Vai acabar muito tarde e atrapalhará nossos compromissos.

Entre os e-mails que recebo nesta noite vem este do VITOR JOSÉ BAZZO, de Presidente Prudente sobre a solenidade do dia 15 de julho no ROTARY CLUBE daquela cidade.
21julho2009Prezado Cel. Ventura,
Fico feliz em informar ao sr. que o evento foi um sucesso. A repercussão nos meios de comunicação de nossa cidade extrapolou nossa expectativa. Eu não respondi antes porque quero reunir as fotos feitas no dia 15 para enviar ao sr.
Quero também enviar o nosso boletim on-line que sairá amanhã, assim o sr. terá uma idéia do que representou este evento para nós.
Cel Ventura, quero agradecê-lo por ter me apoiado nesta homenagem. Há muito tempo me sentia na obrigação de reverenciar estes valorosos paulistas e não sabia como fazê-lo. Ao assumir a presidência do RC de Presidente Prudente encontrei a maneira e o momento de prestar esta singela homenagem.
Durante o evento assumi o compromisso de realizar esta mesma homenagem no RC nos próximos anos, embora meu mandato seja de 1 ano. Enquanto eu tiver saúde vou lembrar da revolução e de nossos revolucionários no RC.
Enviei com o Cap. João Luis duas cópias do nosso plano de atividades, uma para o sr. e outra para o Cap. Gino. No calendário deste plano o sr. poderá conferir que esta homenagem já estava planejada e seria a primeira reunião festiva de minha gestão.
Desejo ao sr. e ao Cap. Gino, assim como a todos os outros membros da Sociedade MMDC saúde, paz e prosperidade. Que Deus os abençoe e lhes dê oportunidades para difundir o quanto possível os feitos dos paulistas na revolução de 1932.
Contem comigo para o que precisarem.
Abraços,
Vitor José Bazzo
Presidente RC Pres. Prudente
PS - Cel Ventura, quase me esqueci, vou me tornar sócio da Sociedade MMDC por intermédio do Cap. João Luis e estou muito feliz por isso!

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou hoje os primeiros quatro casos de mortes na capital em decorrência da gripe suína. Também foram confirmadas outras duas vítimas fatais: uma em INDAIATUBA, a 90 km de São Paul, e outra em OSASCO, o terceiro óbito da cidade. Com isso, sobe para nove as mortes no Estado devido à infecção pelo vírus H1N1.
O BRASIL tem agora 22 vítimas fatais confirmadas, sendo 11 delas no RIO GRANDE DO SUL, uma no RIO DE JANEIRO e outra no PARANÁ, que hoje confirmou sua primeira morte.

Uma gerente do banco ITAÚ, de 42 anos, passou momentos de pânico quando uma quadrilha amarrou uma falsa bomba na cintura dela e seqüestrou sua família, hoje pela manhã, em OSASCO. A quadrilha exigiu que ela fosse à agência, na Avenida dos AUTONOMISTAS, e retirasse dinheiro do cofre da agência enquanto a filha e o neto dela, além da empregada da família eram feitos reféns. A polícia foi avisada e o grupo os libertou. Ninguém foi preso.
A gerente foi abordada dentro de casa, por volta das 7 horas. “O grupo chegou num CORSA preto e invadiu a casa. Eles amarraram um cinturão nela e pediram para que fosse à agência no carro dela. Para garantir que ela não avisaria a polícia, ficaram com sua família”, afirmou o delegado CARLOS EDUARDO VASCONCELOS, do 6º DP de OSASCO.

O motoboy que está aterrorizando as mulheres de VILA MARIA, na zona norte da capital, costuma atacar à luz do dia. Ele atacou pelo menos duas mulheres nos dias 6 e 10 de julho. Mas há relatos de que o MANÍACO DA CALCINHA tenha feito outras duas vítimas. Essas mulheres não teriam registrado queixa na polícia por medo de serem perseguidas pelo agressor O caso é investigado pelos policiais do 19º Distrito Policial (VILA MARIA).

O laudo com o exame criminológico de SUZANE VON RICHTHOFEN, condenada por matar os pais em 2002 e presa no interior do Estado, foi encaminhado hoje ao Ministério Público de TAUBATÉ. No documento, consta o parecer da junta médica que avaliou se SUZANE está apta para entrar no regime semiaberto.
O Tribunal de Justiça paulista não divulgou o conteúdo do laudo. Só confirmou que o documento seguiu para o MP. Em maio, a Justiça de TAUBATÉ havia atendido o pedido da defesa de SUZANE, endossado pelo promotor, para que a ré fosse avaliada por uma assistente social, um psicólogo e uma psiquiatra. Após a manifestação do MP, favorável ou não ao benefício, cabe ao juiz da 1ª Vara de Execuções Criminais dar a sentença.

Um major da PM e um policial civil eram, ao lado de JORGE ALEXANDRE TAVARES DOMINGUES, o ÍNDIO, os chefes do esquema conhecido “pirâmide” ou “contêiner”, que após quebrar gerou prejuízo de cerca de dez milhões de reais a centenas de pessoas, entre elas jogadores de futebol, pagodeiros, bicheiros e policiais militares, civis e federais. O ex-jogador ROMÁRIO servia como “avalista” do contêiner, devido a sua imagem, sempre associada a sucesso financeiro.
ROMÁRIO foi intimado hoje a depor no inquérito aberto pela Delegacia de Defraudações (DDEF) que apura como funcionava a pirâmide e quem eram os responsáveis pelo esquema. Policiais ainda procuram ALEXANDRE, principal suspeito do assassinato de GLAUBER NASCIMENTO. Antes do crime, GLAUBER teria agredido e ameaçado ALEXANDRE de morte.

Há tempos, o amor à camisa sucumbiu ante o dinheiro do futebol europeu. No CORINTHIANS não foi diferente, mas, ao menos, houve demonstração explícita de afeto. O volante CRISTIAN chorou copiosamente, ao lado do lateral-esquerdo ANDRÉ SANTOS. Ambos despediram-se hoje do TIMÃO, um dia depois de serem negociados com o FENERBAHÇE, da TURQUIA.

A novelesca negociação entre PALMEIRAS e MURICY RAMALHO teve um final tão surpreendente quanto feliz. Dez dias após o anúncio oficial de que o acordo fizera água, por causa de divergências financeiras, o presidente LUIZ GONZAGA BELLUZZO anunciou, por meio de sua página no twitter (espécie de microblog na Internet), a contratação do treinador tricampeão brasileiro. A confirmação do acerto se deu às 22:15 horas. MURICY assinou até dezembro de 2010 e assumirá o comando do time na segunda-feira, dia 27, após o clássico entre PALMEIRAS e CORINTHIANS.

Uma seqüência de diálogos gravados pela Polícia Federal com autorização judicial, durante a OPERAÇÃO BOI BARRICA, revela a prática de nepotismo explícito pela família SARNEY no Senado e amarra o presidente da Casa, JOSÉ SARNEY, ao ex-diretor-geral AGACIEL MAIA na prestação de favores concedidos por meio de atos secretos. Em uma das conversas, o empresário FERNANDO SARNEY, filho do parlamentar, diz à filha, MARIA BEATRIZ SARNEY, que mandou AGACIEL reservar uma vaga para o namorado dela, HENRIQUE DIAS BERNARDES. Em conversa com o filho, alvo da investigação, SARNEY caiu na interceptação. Segundo a gravação, o senador se compromete a falar com AGACIEL para sacramentar a nomeação. O namorado da neta foi nomeado oito dias depois, por ato secreto.

O juiz federal FAUSTO MARTIN DE SANCTIS decretou o seqüestro de todo o complexo agropecuário do banqueiro DANIEL DANTAS, do GRUPO OPPORTUNITY – 27 fazendas e 453 mil cabeças de gado. Amparado em investigação da Polícia Federal, na OPERAÇÃO SATIAGRAHA. O juiz suspeita que DANTAS teria usado suas propriedades rurais para lavar recursos de origem ilícita. A ordem judicial foi comunicada hoje ao Ministério Público Federal, à PF e à defesa.

Apesar de quase quatro décadas vividas no exterior, o alagoano ANTÔNIO GERALDO COSTA, o NEGUINHO, de 75 anos, desembarcou no Aeroporto TOM JOBIM carregando só uma mochila, que nem precisou despachar. Dirigente da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais na ocasião do golpe de 1964, NEGUINHO participou da luta armada e fugiu do País em 1970, quando se estabeleceu na SUÉCIA. Recusou-se a retornar depois da anistia, em 1979, porque duvidava das garantias de que não haveria punição para os anistiados. Hoje, finalmente, voltou disposto a morar de novo no BRASIL. Exibiu o passaporte obtido há um mês, pela primeira vez com seu nome verdadeiro, e já chegou fazendo discurso.
“Aqui estou porque participei da luta contra a ditadura e a opressão”, disse NEGUINHO no saguão do aeroporto, braço direito erguido e rodeado de antigos companheiros da resistência.
Saudado com baixas e o desenho de um tigre, outro de seus apelidos, NEGUINHO confessou a tensão da viagem entre ESTOCOLMO e RIO, com parada em LISBOA, e o temor de algum incidente com a Policia Federal, na imigração. “Os ocupadores do poder em 1964 ainda estão por aí”, justificou. No entanto, disse ter ficado aliviado quando viu um representante do Ministério Público, que deu boas vindas ao último exilado. “Agradeço ao ministro TARSO GENRO, que enviou um emissário”, declarou NEGUINHO, que nem de longe aparenta a idade que tem.
Militante do Movimento de Ação Revolucionária (MAR), o ex-marinheiro viveu na clandestinidade por seis anos no BRASIL. Nesse período, envolveu-se em assaltos a bancos para garantir recursos às ações de resistência e, em 1969, ajudou no resgate de companheiros presos na Penitenciária LEMOS DE BRITO, no RIO. Pouco depois, deixou o País, passou pelo URUGUAI, ARGENTINA e CHILE, onde embarcou em um navio até a FRANÇA, e de lá, em um trem para a SUÉCIA. Nos 40 anos de exílio, NEGUINHO esteve duas vezes no BRASIL, uma delas em 2005, ainda com nome falso. 
Naquele ano, foi convencido pelos amigos a pedir anistia, o que fez por meio de procuração. Foi anistiado em dezembro de 2006.
Bem humorado, NEGUINHO tirou fotos, que pretende mandar para os dois filhos suecos, de 18 e 20 anos. No BRASIL, será hóspede de um casal amigo, ELIETE FERRER e LEÔNCIO MAIA, companheiros do exílio sueco. Admirador do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, disse que tem vontade de se filiar a um partido político e prometeu militância “pela democracia, pela liberdade”. “Vou me situar na política e vai ter um momento em que vou me engajar em um partido. Não sei qual, só sei que não vai ser de direita”, anunciou o ex-marinheiro, que hoje está aposentado na SUÉCIA.

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA e a ministra-chefe da CASA CIVIL, DILMA ROUSSEFF, pré-candidata do PT à Presidência da República em 2010, encontraram-se hoje em WASHINGTON. Na rápida reunião na capital americana, o presidente dos ESTADOS UNIDOS agradeceu ao convite feito pela ministra brasileira para ir ao BRASIL mas evitou confirmar se pretende retribuir, ainda em 2009, a visita realizada pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, em março deste ano.
Além de visitar a CASA BRANCA, DILMA também se encontrou com empresários e com o secretário do Tesouro americano, TIMOTHY GEITHNER, com quem debateu a situação econômica mundial. GEITHNER é tido como o principal nome do governo OBAMA para formular políticas de combate à recessão.   


Uma série de ataques suicidas do TALEBAN causou a morte de pelo menos 14 pessoas no leste do AFEGANISTÃO hoje. Homens-bomba, muitos deles vestidos com burcas, atacaram agências governamentais em GARDEZ e uma base militar americana em JALALABAD. GARDEZ é a capital da Província de PAKTIKA, onde foi seqüestrado pelo TALEBAN o soldado americano cujo vídeo foi divulgado nesta semana. Foram 15 homens-bomba no ataque a GARDEZ.
“Um dos suicidas detonou os explosivos diante do Departamento de Inteligência, matando três agentes. Pelo menos quatro suicidas foram mortos por policiais”, disse o porta-voz da Província de PAKTIKA, ROHULLAH SAMOON. Dois policiais morreram quando outro suicida detonou seu cinturão-bomba diante da delegacia de GARDEZ.
Em JALALABAD, três homens-bomba tentaram invadir a base americana de FENTY, onde fica o aeroporto da cidade, próxima à fronteira do PAQUISTÃO. Eles mataram um policial que tentou detê-los e depois dispararam uma granada propelida por foguete contra a base. Dois militantes foram mortos antes de conseguir detonar seus coletes-bomba e outro foi preso.
No oeste do AFEGANISTÃO, a polícia da Província de NIMROZ deteve hoje cinco afegãos que aparentemente planejavam cometer atentados suicidas, disse o governador GHULAM DASTAGIR AZAD.

O governo interino de HONDURAS, resistindo a crescente pressão internacional para deixar o poder, expulsou hoje todos os diplomatas venezuelanos de seu território, acusando o presidente HUGO CHÁVEZ de interferir nos assuntos internos do país após o Golpe de Estado de 28 de junho. Ao mesmo tempo, o presidente deposto, MANUEL ZELAYA, que está exilado na NICARÁGUA, disse hoje que já vê uma guerra civil em HONDURAS e que antecipará sua volta ao país. Ele tentará retornar a partir de amanhã, apesar das ameaças de ROBERTO MICHELETTI, líder golpista e atual presidente de prendê-lo, e dos apelos de OSCAR ARIAS, mediador da crise, para que espere até o fim da semana. Seguidores de ZELAYA ameaçam intensificar os protestos no país, e a comunidade internacional teme um banho de sangue.    

2 010        :        QUARTA-FEIRA
Ilustríssimo Senhor Coronel

Cumpro o honroso dever de comunicar que a Sociedade Amigos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo – SOAMI, por proposta do Conselho da Medalha e ouvido o Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, resolveu outorgar a V.Sª o COLAR “O PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA” – JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA – oficializado pela Resolução 002, de 30 de Maio de 2003, do Conselho Deliberativo, oficializado pelo Sr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo, através do Decreto Nº 48312, de 10 de Dezembro de 2003 e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 11 de Dezembro de 2003.
O COLAR “O PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA” – JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA – foi criado com o fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e serviços relevantes prestados à Sociedade ou às Forças Armadas se tenham tornado dignas desta distinção.
É, portanto, um Colar de grau de Comendador definitivo e perpetuará a gratidão e o reconhecimento, para todo o sempre, dos que cumpriram esta jornada para com aqueles que, hoje e no futuro, continuarem abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor à legalidade.
A outorga do Colar dar-se-á em solenidade no Auditório do CPOR/SP, às 20:00 horas do dia 21 de julho próximo.
Certo de que este ato materializa a gratidão desta Sociedade pelos relevantes serviços prestados por V. Sª, queira receber efusivos cumprimentos pela indicação, somados aos cordiais protestos de elevada estima e respeitosa consideração.
Atenciosamente,

MARCELO BOER
Presidente.

Publicado em O Estado de S. Paulo [Caderno Metrópole],
segunda-feira, 19 de julho de 2010, p. C6.

1932
 
Em 1965, eu fazia pesquisa, em Amparo, quando o fazendeiro Jacinto Cintra me convidou para conhecer a fazenda de café de sua família há várias gerações. Como me entretivesse no terreiro, perguntei-lhe se era possível visitar a velha casa. Disse-me que sim, mas ele próprio não entraria. A sala ainda tinha o revestimento de papéis de parede muito antigos. O recinto não era tocado fazia muitíssimos anos. No centro da sala, o piso de madeira carbonizado tinha a marca ampla de uma fogueira. Na Revolução Constitucionalista de 1932, tropas vindas de Minas Gerais invadiram São Paulo e chegaram até Amparo. Ocuparam a fazenda e a residência da família. Sendo inverno, os soldados haviam feito uma fogueira dentro da casa para aquecer-se. A Revolução terminou e os Cintra voltaram à sua fazenda, mas não à sua casa. Em justo e sofrido protesto contra a violação do que, para os antigos, era o lugar sagrado da família, nunca mais haviam entrado nela.

 Naquele tempo, os paulistas ainda sentiam no peito o desapreço contra São Paulo, que já se manifestara na Revolução de 1924 quando o presidente Artur Bernardes mandou bombardear a capital, argumentando que, sendo seu estado rico, os paulistas a construiriam de novo. Ali na fazenda dos Cintra a história fora interrompida. Era como se eu estivesse entrando na casa no dia seguinte ao do término da Revolução de 1932, as paredes ainda impregnadas das muitas amarguras da derrota.
Na sequência, fui a Cunha, no Alto Paraíba. Acompanhado de pessoa de família antiga na região, visitei o velho cemitério. Queria conhecer o lugar em que fora sepultado Paulo Virgínio, um caboclo de velha cepa, herói mítico da Revolução de 1932, exumado e transladado para o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no Ibirapuera. Fora cruelmente torturado com água fervente e executado por tropa da Marinha, após cavar a própria sepultura, porque afirmara ser paulista e, mesmo sob tortura, se negara a dizer onde se encontravam os combatentes de São Paulo.
Meu guia contou-me, então, anedota alegórica que corre por aquelas serras sobre outro morador, caipira rústico, alheio a tudo, sem a bravura de Paulo Virgínio. Surpreendido na roça por tropa legalista e perguntado se era legalista ou paulista, declarou-se paulista. Imediatamente, foi ordenado seu fuzilamento. Nesse meio tempo, avançaram os paulistas que, tendo visto o roceiro com a tropa inimiga, quiseram saber se era paulista ou legalista. Escaldado, declarou-se legalista, ouvindo, então, a sentença de que fosse fuzilado. Antes, porém, outro troço de legalistas fez os paulistas recuarem, caindo o caboclo novamente nas mãos de gente contrária. Perguntado se era legalista ou paulista, pensou um pouco e de sopetão dependurou-se num galho da árvore sob a qual se encontrava:
– Iéu?! Iéu sô fruita, ó!
* Professor Emérito da Universidade de São Paulo.
Dentre outros livros, autor de A Sociabilidade do Homem Simples (Contexto, 2008),
Sociologia da Fotografia e da Imagem (Contexto, 2008),
 A Aparição do Demônio na Fábrica (Editora 34, 2008),
O Cativeiro da Terra (Contexto, 2010).

AGUINALDO comunica-me que a peça “AD PERPETUAM...DEPOIS DO ÚLTIMO TIRO” será encenada no Teatro SÉRGIO CARDOSO em 4 de agosto, às 21 horas. Respondo a ele:
AGUINALDO
Aguardo sua presença na Sociedade, dia 28 de julho, por volta das 15 horas. Iremos lançar o PROJETO COFAM (COMISSÃO FAMILIAR). Já foi anunciado na Assembléia Legislativa no dia 9 de Julho, bem como no Conselho Cívico e Cultural, Museu da Faculdade de Medicina e outros lugares. A princípio será criado em caráter experimental, reunindo os descendentes dos veteranos de 32. Segundo as nossas contas somente existem 55 deles vivo. A COFAM deverá, no futuro, substituir os HERÓIS DE 32.
Em 22 de julho de 2010 00:47, Aguinaldo Aavlis escreveu:
Bom Dia

Caros amigos.
Iremos estreiar o espetaculo "AD PERPETUAM...DEPOIS DO ULTIMO TIRO" dia 04 de agosto de 2010 no Teatro Sergio Cardoso às 21h00, contarei com vocês e por favor repassem esse aviso. Enviarei o convite a vocês ainda esta semana estou adiantando por aqui para que anotem em suas agendas.
Caloroso abraço deste
Att
Aguinaldo D'avlis
TA CULTURAL
"Sempre Um Espetáculo De Qualidade!"
Aguinaldo D'avlis
Diretor de Produção
(11) 9791-6672
Em qua, 14/7/10, Camila Giudice escreveu:
De: Camila Giudice
Assunto: Olá!
Para: "Aguinaldo Aavlis"
Data: Quarta-feira, 14 de Julho de 2010, 13:25
Olá, Aguinaldo!
Como está???
Vamos nos encontrar para conversar sobre o projeto da apresentação no Mausoléu? Tem algumas escolas que querem visitar e acho que seria fantástico conciliar com a apresentação. Quero ver se consigo a liberação com a PM a respeito disso.
Abraços!
Camila

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com mais tempo para exercer meus trabalhos, visto que nesta noite irei ao CPOR/SP, posso me dedicar à divulgação da COFAM. O primeiro encontro está marcado para o dia 28 de julho, junto com o “DIA DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS”. Tenho recebido telefonemas a respeito disso e, de uma maneira singela, a idéia está dando resultados positivos.
Por volta das 18 horas embarco no metrô. A Estação SÉ está totalmente lotada de pessoas. Há notícias de retardamento dos trens por uma avaria na estação ARMÊNIA. Desço na estação SANTANA. Na esquina da Rua GABRIEL PIZZA com Avenida CRUZEIRO DO SUL aguardo a chegada do CORONEL PM MENDES. Vamos para o CPOR/SP, aonde chegamos muito cedo. Somos recepcionados por integrantes da SOAMI (SOCIEDADE AMIGOS DO CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DE SÃO PAULO) e pelo Comandante do CPOR/SP – CORONEL EDSON BARBOZA GUIMARÃES – e seus oficiais e alunos.
O Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (AEROMÓVEL) CARLOS CÉSAR ARAÚJO LIMA chega também mais cedo e cumprimenta os convidados para a solenidade de Entrega de Comendas da SOAMI, bem como a recepção aos novos integrantes da Sociedade.
Entre os presentes: Professor ADILSON CÉZAR, WALLACE GUIRELLI, CAPITÃO PM ALEXANDRE, CID DEVISATE, e o presidente da SOAMI, MARCELO BOER.
Nosso presidente GINO STRUFFALDI se faz acompanhar de sua esposa dona DINORAH e é muito bem recebido por todos que se encontram neste evento.
Vou rever a 1º TENENTE PM Méd JULIANA GONÇALVES, atualmente servindo no 2º BPMM. Ela operou um câncer de pele na base de meu nariz em 11 de fevereiro de 2008. Não se lembrava desse acontecimento que para mim não foi nada bom. É homenageada nesta noite com uma das medalhas da SOAMI. Está em sua companhia o TENENTE PM DARIO. 
Juntamente com o GENERAL, Professor ADILSON CÉZAR, o GINO, MENDES e eu recebemos o COLAR “O PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA”.
A Sociedade Amigos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo confere o Colar “O PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA”, oficializado pelo Decreto nº 48.312, de 10 de dezembro de 2003, do Governo do Estado de São Paulo, como uma distinção honorífica por ela atribuída, pelos méritos pessoais e relevantes serviços prestados à SOAMI – CPOR/SP.
O diploma está assinado com a data de 1º de junho de 2010.
Passamos por momentos de intensa emoção. Revemos amigos e esta será uma noite que tem um valor diferente de muitas outras.
Além do valor intrínseco do Colar cala profundamente no MENDES e em mim o fato de nossa turma de Aspirantes de 7 de Setembro de 1963 ter o nome de “TURMA JOSÉ BONIFÁCIO”.
Para mim, há um outro aspecto histórico que não pode deixar de ser mencionado. É que meu pai, na Revolução Constitucionalista de 1932, pertenceu ao “BATALHÃO JOSÉ BONIFÁCIO”.
Não ficamos para o coquetel. O MENDES deixa o GINO e dona DINORAH num ponto de táxi e fico na estação SANTANA, retornando para casa. Já passa das 22 horas.  

DECRETO Nº 56.033, DE 21 DE JULHO DE 2010
Reduz para 6 (seis) meses o interstício na graduação de Aspirante à Oficial PM da Polícia Militar do Estado de São Paulo
ALBERTO GOLDMAN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,
Decreta:
Artigo 1º - O interstício para a promoção ao posto de 2º Tenente PM dos Aspirantes a Oficial PM será reduzido para 6 (seis) meses.
Artigo 2º - A redução do interstício somente terá aplicação durante os 6 (seis) meses subsequentes à publicação deste decreto.
Artigo 3º - Os Aspirantes a Oficial PM e desde que preenchidos os requisitos legais serão promovidos ao posto de 2º Tenente PM em 25 de agosto do presente ano.
Artigo 4º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 21 de julho de 2010
ALBERTO GOLDMAN
Antonio Ferreira Pinto
Secretário da Segurança Pública
Humberto Rodrigues da Silva
Secretário-Adjunto, Respondendo pelo Expediente da Casa Civil
Publicado na Casa Civil, aos 21 de julho de 2010.

RICARDO GOMES mudou o time do SÃO PAULO para o jogo com o GRÊMIO PRUDENTE. Deu certo por 48 segundos, o tempo do gol de WASHINGTON que abriu o placar no MORUMBI. Porque depois a equipe tricolor passou a repetir os erros dos últimos confrontos. Levou o gol de empate (1 a 1) e só não sofreu a virada por sorte. Amargou mais um resultado ruim – o terceiro seguido. E a torcida pediu a demissão do técnico de novo.
Não há mais invictos no CAMPEONATO BRASILEIRO. Numa rodada com tropeços dos times paulistas, o CORINTHIANS viu sua série de nove jogos sem perder cair no SERRA DOURADA, diante do seu adversário teoricamente mais fraco: o lanterna ATLÉTICO-GO. Numa noite em que nada deu certo, a equipe desperdiçou um pênalti com CHICÃO pelo segundo jogo seguido e ainda sofreu um gol do rival em lance que começou com bolada no árbitro. Com a derrota por 3 a 1, o ALVINEGRO poder perder a liderança amanhã, caso o FLUMINENSE passe pelo CRUZEIRO. O CEARÁ também pode ultrapassá-lo, no saldo de gols, em caso de triunfo sobre o GUARANI.
O SANTOS mostrou que está totalmente desestabilizado. Hoje, sofreu a terceira derrota seguida – para o ATLÉTICO-PR por 2 a 0 (antes havia perdido para o PALMEIRAS e para o FLUMINENSE) – na sua pior partida do ano. OS MENINOS DA VILA levaram um baile dos donos da casa, comandados pela dupla de veteranos formada por PAULO BAIER e ALEX MINEIRO.   

CORINTHIANS PODE SER SEDE DE SP NA COPA: A reunião entre a cúpula da CBF, o governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo para definir o estádio da cidade na COPA DE 2014 terminou sem resultados. Com isso, o projeto de estádio do CORINTHIANS ganhou força na disputa. O presidente LULA, que é torcedor e conselheiro do clube se comprometeu com dirigentes corintianos a ajudar na articulação política necessária para a concretização do negócio.

Há mais de um mês os livros já estavam lá, repousando em novas prateleiras. O sistema de informática já estava apto para vasculhar todo o acervo da biblioteca circulante (que faz empréstimos de livros) da MÁRIO DE ANDRADE, a mais importante da capital. Faltava apenas uma coisa: o público. E ele veio hoje, assim que as portas foram abertas, depois de uma longa obra de restauração, que começou em setembro de 2007.
A reabertura marca também a volta da circulante para o edifício principal da MÁRIO DE ANDRADE.

A funcionária que a Corregedoria da Receita Federal considera a principal suspeita de ter quebrado o sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, EDUARDO JORGE CALDAS PEREIRA, é ANTONIA APARECIDA RODRIGUES DOS SANTOS NEVES SILVA. O nome da analista tributária foi confirmado ao jornal O ESTADO por funcionários da Receita.
Ela foi afastada da chefia da agência do Fisco de MAUÁ em 2 de julho e entrou em férias dez dias depois. A Delegacia da Receita de SANTO ANDRÉ, onde ANTONIA está lotada desde o final de maio, negou que a ausência da servidora do cargo, em plena investigação, esteja relacionada a uma possível punição pela quebra de sigilo do dirigente tucano. ANTONIA sofre processo administrativo disciplinar aberto pela Corregedoria da Receita no dia 21 de junho. Segundo o PSDB, os dados fiscais de EDUARDO JORGE seriam usados pela campanha presidencial de DILMA ROUSSEFF para montar um dossiê.

Candidato a vice na chapa de JOSÉ SERRA, o deputado INDIO DA COSTA (DEM-RJ) reafirmou hoje, durante evento da campanha do tucano no RIO, que o PT tem ligações com as Forças Armadas Revolucionária da COLÔMBIA (FARC), grupo de narcoguerrilheiros que atua no país vizinho desde a década de 1960.
Pressionado por criticas, ameaçado de processo por dirigentes petistas, ÍNDIO foi mais longe nas críticas. Disse que o narcotráfico que financia as FARC é o mesmo que banca o Comando Vermelho e a situação de “guerrilha urbana” vivida, segundo ele, pelo RIO DE JANEIRO.
ÍNDIO cobrou posicionamento da candidata DILMA ROUSSEFF. “Acho que não fui respondido pela DILMA se o PT tem ou não tem ligação com as FARC e se as FARC têm ou não têm ligação com o narcotráfico. Estou esperando uma resposta, mas ela não respondeu”, afirmou ÍNDIO, durante corpo a corpo na zona oeste do RIO. “É o narcotráfico que tem a ver com essa guerrilha urbana, que a gente vive no RIO, em SÃO PAULO, BELO HORIZONTE e pelo BRASIL afora.”
Em meio às acusações de ligação do PT com as FARC, ÍNDIO ainda questionou a pressão que o PT estaria exercendo sobre a vice-procuradora-geral eleitoral, SANDRA CUREAU, e o vazamento de dados sigilosos do vice-presidente do PSDB, EDUARDO JORGE, por auditores da Receita Federal. As declarações do candidato a vice foram feitas a poucos metros de distância de onde SERRA cumprimentava eleitores.

Pelo menos 15 pessoas morreram e 21 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba hoje, diante de uma mesquita xiita, em um povoado ao norte de BAGDÁ. A explosão também causou danos materiais em lojas próximas. O ataque é o terceiro na região em poucos dias. Mesquitas xiitas são geralmente o alvo favorito de insurgentes sunitas, que consideram os xiitas “infiéis” e prometem destruir o governo dominado pelo grupo, que chegou ao poder no IRAQUE após a deposição de SADDAM HUSSEIN.

Médicos forenses exumaram hoje o que acreditam ser os corpos do ex-ditador romeno NICOLAE CEAUSESCU e de sua mulher, ELENA, mais de 20 anos depois de suas execuções, para que sejam realizadas análises de DNA que permitam verificar suas identidades. O pedido foi feito pelo único filho vivo do casal, VALENTIN, e do genro MIRCEA OPREAN. Autoridades locais disseram que o processo para determinar a identidade dos restos mortais deve levar até seis meses. CEAUSESCU governou a ROMÊNIA por 25 anos antes de ser deposto e executado no Natal de 1989. Ele tentou fugir de BUCARESTE de helicóptero, mas o piloto simulou um problema na aeronave e pousou, ajudando na prisão do ditador.

Três dissidentes – MANUEL UBALS, ALFREDO PULIDO e RICARDO SILVA – foram soltos hoje e seguiram diretamente para o aeroporto de HAVANA, onde embarcaram para a ESPANHA com suas famílias. ARTURO PÉREZ DE ALEJO, de 58 anos, presidente da organização de defesa dos direitos humanos ESCAMBAY, deixou HAVANA na noite de terça-feira, dia 19 de julho, marcando a retomada da transferência dos exilados, que havia sido suspensa em 18 de julho, segundo as autoridades, por falta de vôos. Outros cinco dissidentes devem embarcar nos próximos dias.

A COREIA DO NORTE executou um ex-funcionário de gabinete encarregado das conversações com a COREIA DO SUL, em mais uma sentença de morte de uma autoridade norte-coreana por seu suposto fracasso político.
KWON HO-UNG, chefe da delegação de PYONGYANG nas negociações de alto nível com o então governo liberal da COREIA DO SUL, entre 2004 e 2007, foi executado por um pelotão de fuzilamento. A informação foi divulgada pelo jornal popular DONG-A-ILBO, de SEUL, citando uma fonte, não identificada, em PEQUIM.
A porta-voz do Ministério da Unificação da COREIA DO SUL, LEE JONG-JOO, não confirmou a notícia, mas acrescentou que o serviço de inteligência sul-coreano estava checando a informação sobre a execução de KWON.         

2 011    :         QUINTA-FEIRA
Estou sem tinta na minha impressora. Como ainda não estou indo para SÃO PAULO, face a recente operação da hérnia, procuro na Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO, 112, o ROGERIO, que recentemente instalou um estabelecimento que cuida de recargas de toners.  
FONTELAS irá à reunião marcada para segunda-feira, dia 25, no CPA/M-1, com o CORONEL PM PEDRO BORGES DE OLIVEIRA FILHO, para estudos sobre a solenidade de 31 de julho, na BELA VISTA. O FONTELAS cuida dos carros antigos.
Recebo um convite do Rotary Club de São Paulo – ITAIM para proferir palestra em reunião do clube, no dia 28 de julho, a ser realizada no NACIONAL CLUBE – Rua ANGATUBA, 703 PACAEMBU, sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. O convite foi formulado por sugestão do doutor HERBERTO ALFREDO VARGAS CARNIDE e pelo Presidente JOSÉ RICARDO CARDOSO TEIXEIRA.   

SEIS MESES DE ESPERANÇAS LEVADAS PELAS ÁGUAS DA CORRUPÇÃO
Por Lígia Bittencourt*
No último dia 12 de julho, completou-se seis meses do maior desastre natural ocorrido no país: as chuvas da região serrana, no estado do Rio de Janeiro.
Após seis meses, deparamo-nos com os sinais da tragédia por todos os lados. Bairros completamente destruídos, onde ainda repousam muitos corpos, continuam sem sinal algum de reconstrução. Pessoas solidárias, mas indignadas com as autoridades municipais, manifestam-se nas ruas exigindo que algo seja feito. Não se fala em outra coisa em ambas as cidades mais afetadas, Nova Friburgo e Teresópolis, e a pergunta que não quer calar ecoa pelos belos vales e montanhas: onde foi parar o dinheiro que deveria estar sendo utilizado na reconstrução de ambas?
Em seis meses, muito pouco foi realizado, e os recursos disponibilizados não foram utilizados corretamente. Políticos, sem cerimônia alguma, contrataram obras sem licitação, inclusive de empresas de fachada, aproveitando-se do estado de calamidade pública decretado na ocasião.
Quando da tragédia, a população se uniu e foi à luta, ajudando na limpeza, no amparo aos vizinhos que tiveram suas famílias destroçadas pelas águas, que perderam entes queridos, que perderam tudo, mas não a esperança por dias melhores. A esperança, essa os políticos estão tratando de enterrar.
Ao chegar a Nova Friburgo, já nos deparamos com as fendas de terra vermelha nos morros que circundam o centro da cidade, um dos lugares mais afetados. Na praça do Suspiro, a igreja de Santo Antônio está sendo lentamente restaurada. Localizada bem ao lado do que um dia foi um dos pontos turísticos mais procurados, o teleférico, a igreja ficou parcialmente destruída! Nada comparado ao estrago daquele ponto da cidade, onde a água chegou a cinco metros de altura, e a lama desceu, levando e destruindo o que havia pela frente. Meia dúzia de profissionais podem ser visto na encosta, cavando canaletas, e uma malha de aço será colocada para a contenção da mesma. Se chovesse forte hoje, toda a obra seria perdida, visto que, certamente, tudo viria abaixo.
Converso com um garçom de uma choperia, que não quis se identificar, localizada em frente ao que um dia foi o teleférico. Ele tem as imagens muito vivas em sua memória. A tragédia ocorreu às 1h. e 30 min. e ele estava lá. Seus colegas e ele tiveram que literalmente escalar o prédio localizado em cima do estabelecimento para escaparem da água vinda do rio que corta a cidade e da lama que desceu do morro. Perderam, todos, cinco veículos estacionados nas proximidades. Conta, com muita tristeza, a história de um médico da cidade, que perdeu a família toda na tragédia, e virou um mendigo que perambula pelas ruas. Sobre as autoridades, se revolta: "não estão fazendo nada. Tudo o que você vê são pequenas obras, mas no centro. E os bairros, e as pessoas que continuam em abrigos? O que esperar se o dinheiro sumiu?", pergunta, desolado.
No mesmo dia 12 de julho, o Ministério Público Federal, pediu o afastamento do prefeito Demerval Barbosa Moreira Neto (PMDB-RJ) e do procurador geral do município, Hamilton Sampaio da Silva, mas a justiça negou. O MPF com a ajuda da Polícia Federal, vasculhou as secretarias municipais, todas localizadas no prédio da prefeitura e retiraram pilhas de documentos e ao todo, foram expedidos 40 mandados de busca e apreensão. Onde estava o prefeito nesse dia? Viajando, diz uma nota da Secretaria de Comunicação do município e retornaria naquele mesmo dia. Se retornou, ninguém sabe, ninguém viu. Onde foram parar os R$10 milhões de reais doados para as vítimas? O prefeito, seus secretários e o procurador devem muitas explicações à população desrespeitada em hora de tanta dor. O prefeito Moreira Neto, é neto de um dos maiores médicos de Nova Friburgo, Demerval Barbosa Moreira, cujo o nome está gravado na principal praça da cidade. Que bela retribuição está sendo dada a um dos mais conceituados cidadão da cidade. A população, cansada, está se manifestando nas ruas, e promete exigir que recursos supostamente desviados sejam retornados aos cofres públicos e aplicados na reconstrução da cidade! Enquanto nada é feito, trabalham e a vida vai voltando à rotina, mas o trauma está ali, estampado em cada cantinho da cidade.
Quem chega à Teresópolis, vindo de Nova Friburgo, ao mesmo tempo que fica encantado com as belas paisagens, observa estupefato, a força das águas e a lama que invadiram o cinturão verde localizado naquela área, que hoje se encontra verde novamente, graças aos agricultores que o restauraram. Percebe-se que o curso de um rio foi desviado por pedras que rolaram do alto de morros, mas ao entrar na cidade, parece que nada aconteceu! Deparamo-nos com uma grande avenida, dividida por um canteiro, e que tem como cenário ao fundo o "Dedo de Deus", um dos picos mais alto da serra. A única obra em andamento que se nota é a reforma do canteiro central, na reta da avenida. Munícipes contam que o que fazem é desconstruir o que já estava construído, trocando tijolos da cor cinza e marrom, por outros de cor marrom e cinza, enquanto milhares de pessoas da própria cidade choram seus mortos, desgraças e a irresponsabilidades de suas autoridades. Nos bairros mais devastados, nada!
Converso com Leda, moradora de bairro próximo ao centro turístico da cidade. Ela me diz que só foi saber da tragédia por volta das 11 hs. da manhã: "aqui, no centro, não aconteceu nada. Só quando comecei a ouvir as sirenes e entrei na internet, soube. A cidade estava estranha, vazia. Eu jamais imaginei que isso pudesse acontecer".
Por sua vez, os munícipes não se esquecem da onda de solidariedade que se viu na cidade, quando empresários, e moradores se uniram e ainda puderam contar com entidades de classe e os motociclistas - trilheiros, que chegaram primeiro aos locais arrasados e distantes, onde as pessoas padeciam de todas as necessidades: água, por exemplo.
Converso com Rafael, morador do bairro do Feu, e uma vítima da tragédia: "cheguei do trabalho à meia noite e 50 min. Fui dormir. À 1:30, fui acordado com a voz de minha sogra, aos gritos, pedindo que saíssemos pois estava tudo cheio d'água. Minha esposa e eu corremos para cima, pois morávamos no andar de baixo da casa de meus sogros, e vi que meu sogro estava tentando tirar a água que vinha de todos os lados. De repente, as casas, ao lado da nossa, começaram a cair. Casas, lama, tudo misturado de um lado e do outro. Corremos para a rua, onde outros moradores se encontravam, com suas roupas de dormir, todos assustados e sem saber o que fazer. Nossa casa foi a única que não caiu. As promessas foram muitas, inclusive o auxílio aluguel, afinal, não podíamos continuar em área de risco. No dia marcado para o cadastramento, encontrei uma fila muito grande. Meu sogro estava nela já fazia tempo e olha que cheguei às 8 hs da manhã. Fizemos o cadastramento mas nunca recebemos nada. Meus sogros retornaram para a casa deles, e estão em área de risco e eu e minha esposa estamos pagando aluguel. O que fizeram pelo bairro? Simplesmente nada", conclui desanimado.
O bairro de Campos, um dos mais atingidos, é uma tumba a céu aberto. Pedras enormes soterram os moradores. Quantos? Ninguém sabe dizer ao certo. O cheiro da decomposição dos corpos pode ser sentido à quilômetros, e o "cemitério" natural lá está, intacto.
O prefeito Jorge Mário (PT-RJ), acusado de receber propina, nega as acusações. No dia 17 de julho, a CGU – Controladoria Geral da União – apontou desvios em obras de reconstrução da cidade. Os recursos destinados ao município pelo Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 7 milhões teriam sido usados por empresas de fachada ou fantasmas. Uma das empresas, a RW Construtora, que antes era uma vídeo-locadora, é uma delas. Ao tentarem entrevistar os responsáveis pela empresa, os repórteres encontram a porta fechada.
A partir dos indícios, as contas do município foram bloqueadas pelo Ministério Público. Praticamente todos os repasses federais não foram comprovados pela Prefeitura de Teresópolis.
A pergunta continua ecoando: onde foi parar o dinheiro?
Esperanças enterradas nas denúncias de corrupção. Presente nos olhares, o desalento, ao ver que seis meses depois, continuam sem nada, precisando de abrigos e da solidariedade da população. Que não são respeitados pelos representantes que eles mesmo elegeram: os larápios, que não respeitam a dor de centenas de pessoas e que se aproveitam da situação para enriquecer.
Mas o povo é guerreiro, e não vai desistir. A única coisa que precisam, e aliás, o Brasil precisa, é aprender a votar!
*Lígia Bittencourt é jornalista e tradutora técnica
SOLUÇÃO: TODA A POPULAÇÃO NÃO VOTAR EM NENHUM CANDIDATO INIDICADO PELOS POLÍTICOS LIGADOS À REGIÃO. COLOCAR PARA FORA PELO VOTO OS PREFEITOS, GOVERNADOR OU OUTRO POLÍTICO ENVOLVIDO. É UMA LUTA DO POVO CONTRA OS PÉSSIMOS BRASILEIROS.
JUNTAR FORÇAS.
PARABENS JORNALISTA LÍGIA. VAMOS REPASSAR PARA AMIGOS
GRUPO GUARARAPES
DOC. 150 - 2011

Amigos
Lamentemos a decisão do Presidente do TJ.
Esperemos, se é que há, mais gestões judiciais.
Donizeti
RETP - COMUNICADO IMPORTANTE
Presidente do TJ/SP suspende Liminar que mantinha fórmula de cálculo do RETP utilizada há 17 anos.
O Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu ao pedido formulado pelo Governo do Estado e, em decisão monocrática, suspendeu os efeitos de todas as liminares concedidas em Mandados de Segurança relativos à mudança na fórmula  de cálculo do RETP, inclusive daquela concedida no Mandado de Segurança Coletivo impetrado pela AOPM em parceria com a AFAM.
Cabe destacar que a legislação permite o deferimento do pedido de suspensão dos efeitos de liminar pelo Presidente do Tribunal como medida anormal e urgente, de forma a evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia pública.
A alegação do Presidente da Corte foi a de que, sendo o cálculo do RETP efetuado de forma contrária ao que dispõe a Constituição Federal, não há que se falar em direito adquirido, podendo a Administração anular os próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, não se justificando, portanto, a liminar concedida. Alegou, ainda, que a sua manutenção importaria em "grave lesão à ordem administrativa, diante da desigualdade na forma de calcular o benefício devido aos policiais civis e militares, bem como à ordem econômica, diante do risco de pagamentos que possam vir a ser reconhecidos como indevidos".
Com todo o respeito à decisão proferida, entendemos (AOPM E AFAM) que não tem potencial para causar grave lesão à ordem administrativa e econômica já que a medida está em vigor há mais de 17 anos, implantada pelo próprio Estado, prevista e aprovada em sucessivos orçamentos e que foi levada em conta, inclusive, para dimensionar reajustes salariais concedidos aos policiais militares nesse período. Com certeza, se os valores originários dessa forma de cálculo não tivessem sido considerados, os reajustes salariais poderiam ter alcançado níveis bem superiores. Assim, quem efetivamente está em risco neste instante, com a suspensão da liminar, são milhares de famílias de policiais militares que, de um momento para outro por força de mudança de interpretação da lei, vão ter os seus salários reduzidos, sem a possibilidade imediata de, na mesma medida, reduzir compromissos financeiros já assumidos com base no salário calculado e recebido da mesma forma há tantos anos.
A Súmula nº. 473 do STF, citada na decisão, admite a anulação pela Administração de seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos. Ainda com todo respeito à decisão, parece-nos impróprio afirmar que estão eivados de vícios os atos praticados de ofício pela Administração por tantos anos, auditados e aprovados pela própria Secretaria da Fazenda do Estado e pelo Tribunal de Contas, os quais levaram a Assembléia Legislativa a aprovar as L.D.O. para os exercícios nesses 17 anos. Esses atos não são originários de pedidos individuais, mas sim de postura da própria Administração, que utilizou a mesma fórmula de cálculo para todos os que possuíam alguma vantagem incorporada. Se houve mudança na interpretação da lei para cálculo do RETP, a partir do Parecer da Procuradoria Geral do Estado, ela deve ser aplicada a casos futuros e não àqueles submetidos à interpretação anterior, em respeito à garantia constitucional do direito adquirido e ao Princípio da Segurança Jurídica.
Em face desse e de outros argumentos jurídicos absolutamente consistentes, a AFAM e a AOPM estão ingressando com Agravo Regimental junto ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São
Paulo contra a decisão que suspendeu a Medida Liminar e iremos até onde permitir o nosso ordenamento jurídico para assegurar o direito de todos os policiais militares paulistas.

O QUE CELEBRAM OS FERIADOS
em 15/07/2011
De: Jornal Valor Econômico
Há aproximadamente seis anos me mudei do Rio para São Paulo. Uma das coisas que chama atenção imediatamente são as diferenças e semelhanças nos nomes de ruas. Há tanto no Rio quanto em São Paulo uma rua chamada Mena Barreto.
No Rio ela é muito mais importante do que em São Paulo.
Isso revela alguma coisa quando se tem em mente que legisladores e outros servidores públicos tomaram a decisão de dar os nomes de tais ruas. O mesmo raciocínio se aplica à rua Marquês de São Vicente, que ambas as cidades possuem, mas que no Rio é um endereço nobre que abriga tanto um conhecido shopping de classe média alta como a famosa PUC do Rio de Janeiro.
Um dos nomes de rua que salta aos olhos em São Paulo é Nove de Julho.
Trata-se de uma avenida de grande importância na geografia da cidade. Liga o centro à região da avenida Faria Lima. Essa importância toda contrasta com sua inexistência no Rio.
Há avenidas Nove de Julho em centenas de municípios de São Paulo, todas elas avenidas importantes, mas não há sequer uma avenida Presidente Getulio Vargas, diga-se de passagem, uma das avenidas mais importantes do centro do Rio. Aliás, toda vez que eu estou em uma cidade desconhecida do Brasil e quero, por meio do GPS, ir para o centro da cidade, sempre coloco algum número de uma rua, avenida ou praça Sete de Setembro ou Quinze de Novembro. Nunca dá errado.
Há a alternativa, desde que fora do Estado de São Paulo, de utilizar também o endereço de avenida Presidente Vargas. Em geral também funciona.
Consta que o município de Osasco foi o primeiro de São Paulo a batizar uma rua com o nome do político gaúcho. Não por acaso Osasco é administrada pelo PT.
Está no nome de ruas e avenidas de grande importância não apenas da capital paulista, mas também de inúmeros municípios, o Nove de Julho que também é o feriado estadual de São Paulo. Trata-se de algo muito relevante que a elite política paulista, em 1995, tenha decidido estabelecer a data de 9 de julho como o feriado estadual.
O Nove de Julho é em primeiro lugar a comemoração de uma derrota. Curioso que o feriado estadual paulista comemore uma derrota, ao passo que praticamente todos os outros feriados estaduais no Brasil comemorem vitórias.
Alagoas comemora em 16 de setembro a emancipação em relação a Pernambuco, Sergipe comemora em 8 de julho a emancipação em relação à Bahia, Santa Catarina comemora em 11 de agosto a criação da capitania que separou a região de São Paulo e o Paraná comemora em 19 de dezembro a emancipação em relação ao Estado de São Paulo.
Há muitos Estados que em seus feriados regionais comemoram a criação do próprio Estado. São eles Acre, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia e Tocantins. São datas que comemoram triunfos políticos, que comemoram, do ponte de vista da elite política local, vitórias.
Somente em São Paulo a data comemorativa local diz respeito a uma derrota.
A data local de Minas Gerais se transformou em um feriado nacional, o 21 de Abril, que, pode-se argumentar, também comemoraria uma derrota. Afinal, os inconfidentes mineiros foram trucidados e o seu movimento não logrou obter a independência do Brasil. Mas a derrota mineira é comemorada como um ideário que depois acabou triunfando. Anos mais tarde o Brasil viria a se tornar independente de Portugal e a Inconfidência teria sido o movimento precursor, o movimento que plantara o ideário que um dia acabou triunfando. Isso fez, inclusive, que o feriado cívico de Minas Gerias coincidisse com o feriado nacional de Tiradentes.
No caso do feriado de 9 de julho, não creio que se trata da comemoração de um ideário que no futuro triunfará. Em primeiro lugar, cumpriria perguntar qual o ideário de Nove de Julho.
A Revolução Constitucionalista ocorreu em 1932 e isso deve servir de aviso àqueles que argumentam que São Paulo lutara contra um ditador gaúcho. Em 1932 era impossível dizer o que aconteceria com Vargas. Os derrotados daquele episódio queriam acima de tudo a volta do predomínio paulista no controle da política nacional. Nada do que aconteceu a Getulio Vargas depois de 1932, Estado Novo, apoio aos nazistas, eleição de Dutra, viabilização da aliança PSD-PTB alijando a UDN do poder, nada disso pode ser colocado na conta dos revolucionários de 1932, simplesmente porque eles não sabiam o que aconteceria no futuro. O que eles sabiam com muita clareza é que Vargas tinha feito uma aliança nacional que retirava poderes de São Paulo e deslocava o eixo da política nacional para outros centros de poder.
O predomínio paulista na política nacional não tinha a ver com a alternância no poder de presidentes de Minas e de São Paulo. Mais do que isso, durante a República Velha, praticamente todos os presidentes passaram pelos bancos da Faculdade de Direito de São Paulo. Nesse sentido, Vargas era realmente de uma elite inteiramente diferente.
A derrota dos constitucionalistas de 1932 foi consolidada pelas novas Constituições brasileiras de 1934 e 1946. Em ambas o Estado de São Paulo perdeu cadeiras na Câmara dos Deputados e se tornou bastante sub-representado (somente em 1890 São Paulo não foi sub-representado na Câmara).
A sub-representação de São Paulo foi exacerbada recentemente pela Carta de 1988. Nunca na história do Brasil São Paulo ficou tão sub-representado na Câmara do que após a Constituição democrática de 1988. O ciclo iniciado por Vargas nos anos 1930 foi fechado por Ulisses Guimarães nos anos 1980.
O Brasil escolheu a atual representação na Câmara dos Deputados como o ponto de equilíbrio federativo do governo nacional.
São Paulo tem hoje 70 deputados federais. Caso a representação na Câmara fosse proporcional ao tamanho do eleitorado do Estado, seriam 120 deputados. Essa é a conta que São Paulo paga para manter a unidade federal. Por outro lado, os dois mandatos de Fernando Henrique e de Lula deixaram claro que o poder nacional passa e sempre passará por São Paulo, não são necessários 120 deputados federais para que isso aconteça. Os dois partidos que disputaram a Presidência da República com chances de vitória, e que continuarão disputando no futuro, são também de São Paulo.
Aliás, foi em 2010 que vimos na TV um fato emblemático pela primeira vez. No dia da eleição, quando as redes de televisão mostram os candidatos indo votar, foi a primeira vez que um dos favoritos, desde 1994, não votava em São Paulo. Dilma votou em Porto Alegre. Tudo indica que na próxima eleição teremos a mesma Dilma votando em Porto Alegre e Aécio em Minas Gerais. Ainda assim, todas as estatísticas de ocupação de ministérios também mostram o predomínio de São Paulo. Trata-se do Estado que emplaca mais ministros e nos postos mais importantes. Até há bem pouco tempo, com Palocci na Casa Civil e Mantega na Fazenda, uma dupla paulista controlava as principais ações do governo.
Quando Vargas assumiu o poder, São Paulo detinha aproximadamente 50% do PIB nacional. Atualmente, essa proporção caiu para em torno de 33%. A centralidade do Estado, todavia, não está no tamanho do PIB, mas em seus aspectos qualitativos: o centro das decisões econômicas, o que inclui o mercado financeiro, a mídia e as principais associações empresariais nacionais, está em São Paulo.
Portanto, ainda que no futuro São Paulo venha a ter menos do que os atuais 33% do PIB nacional, tudo indica que isso ocorrerá caso o Brasil realmente venha a crescer de forma consistente. Os agentes econômicos dos demais Estados precisarão sempre ir a São Paulo para cuidar dos interesses de suas empresas.
A grande questão é que esse recente feriado de 9 de julho, o feriado que comemora a derrota, criado somente em 1995, teve agora uma primeira passeata comemorativa de alguns gatos pingados na avenida Paulista defendendo a separação de São Paulo do Brasil. Não coincidentemente, logo após a eleição de 2010 houve quem, em São Paulo, responsabilizasse o Nordeste pela eleição de Dilma.
Ressentimentos regionais são normais no Brasil e em outros países. Mas a eventual perda de poder relativo não pode servir de motivo para que simples ressentimentos se tornem mais um problema político para o Brasil. É preciso, hoje e sempre, comemorar as vitórias.
Alberto Carlos Almeida, sociólogo e professor universitário, é autor de "A Cabeça do Brasileiro" e "O Dedo na Ferida: Menos Imposto, Mais Consumo".
alberto.almeida@institutoanalise.com
www.twitter.com/albertocalmeida

Coronel Arruda respondeu ao autor, em http://faganelo.blogspot.com/2011/07/o-que-celebram-os-feriados.html
Consta que...
O grande problema ao se escrever sobre história é o "consta que". Consta que o PT resgatou Getúlio, dando-lhe o nome de um logradouro (cidades do vale do Paraíba, Guarulhos e outras já possuem logradouros com esse nome há décadas).
Caro Professor Alberto, o volume de informações que o Sr possui sobre o movimento cívico-militar de 1932 não me permite discutir com o Sr.
Peço que leia algo do que foi publicado no período, não apenas pela propaganda varguista, que muito o influencia, mas também pela propaganda dita "paulista" (digo dita, pois houve polos de corajoso apoio à causa paulista no Rio Grande, no Amazonas, no Pará, no Mato Grosso, na Bahia e até em seu estado natal, caso o Sr não saiba). Para começar a conhecer um pouco mais, sugiro ler Hernâni Donato, que é um resumo bem simples e o Sr vai poder entender melhor outros pontos de vista sobre o assunto. Somente se analisarmos os mortos, por exemplo, muitos dos que morreram lutando pela causa dita "paulista" eram nordestinos, cariocas, democratas que fugiram do Rio de canoa, e a pé do Paraná e de Minas para lutar por São Paulo, que congregou a causa dos liberais brasileiros de então.
Houve também italianos, alemães, portugueses, árabes, etc, imigrantes que não faziam parte da elite, mas se sentiam brasileiros.
1932 foi um grito contra o autoritarismo, contra a humilhação imposta a um povo orgulhoso - e que tem motivos para ser orgulhoso, pois tudo o que construiu foi pelo esforço de seus filhos, naturais ou adotivos, e que nunca viveu como parasita, sugando impostos gerados por outrem, como é o caso das Capitais da República. Foi também um grito pelo retorno do país à ordem constitucional que, pelo que se depreende de seu artigo, era inadequada e justificou o golpe militar de Vargas.
Há golpes militares, então, que podem ser justificados? Há, assim, golpes bons e golpes maus?
Claro que não! O apelo popular da causa mobilizou voluntariamente mais de 150.000 homens e mulheres que abandonaram seus lares, escolas e sonhos para lutar por um ideal.
Alguns deles ainda estão vivos e suas referências banalizam o ideal dessa geração, que merece, no mínimo, um pouco de respeito.
Caro Alberto, por favor, atualize seu GPS.
Um abraço
Luiz Eduardo Arruda
Qui Jul 21, 06:11:00 PM

Um ato público reuniu mais de mil aposentados hoje pela manhã no centro de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, a 94 km da capital. A passeata foi uma forma de reivindicar a paridade entre o índice de reajuste aplicado às aposentadorias e o utilizado para o salário mínimo. Segundo os organizadores, o ato levou a SÃO JOSÉ DOS CAMPOS mais de dez caravanas de aposentados de todo o Estado de SÃO PAULO.

O Tribunal Regional Federal aceitou hoje denúncia contra a promotora DEBORAH GUERNER, seu marido, JORGE GUERNER, e o ex-procurador de Justiça do Distrito Federal, LEONARDO BANDARRA. Eles passam a ser réus em ação penal acusados de chantagear o ex-governador do Distrito Federal JOSÉ ROBERTO ARRUDA em troca de 2 milhões de reais. Como já ocorreu outras vezes, a promotora saiu no meio do julgamento alegando estar passando mal.

A Polícia Militar vai usar o microblog TWITTER como ferramenta para vigiar as marginais PINHEIROS e TIETÊ, além de acompanhar também a rede social FACEBOOK. A PM criou perfis nos dois sites e pretende fornecer e colher informações sobre as marginais, principalmente sobre assaltos nessas vias. As páginas foram anunciadas hoje durante a cerimônia do lançamento oficial da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento de Trânsito, que vai vigiar as marginais. Segundo o governador GERALDO ALCKMIN, essa é uma resposta à recente onda de crimes nesses locais. A sede da 3ª Companhia do 2º BPTran ficará na Rua AZURITA, no CANINDÉ, zona norte, e terá 160 homens em 48 motocicletas, dez automóveis e quatro guinchos, além do apoio do helicóptero ÁGUIA. Entre os equipamentos novos também estão seis OCRs, que identificam instantaneamente placas de veículos roubados, além 48 localizadores automáticos nas motos. A área de atuação da Companhia compreende desde a divisa com a Rodovia AYRTON SENNA, na PENHA, ate o final da Avenida 9 da Avenida das NAÇÕES UNIDAS, em INTERLAGOS, na zona sul.

O subprocurador-geral da República, RODRIGO JANOT, encaminhou um parecer ao Supremo Tribunal Federal concluindo que é inconstitucional a exigência de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da advocacia. O Supremo deverá decidir em breve o tema, porque foram protocoladas no tribunal várias ações questionando a obrigatoriedade da prova da OAB, que avalia se o bacharel em Direito pode ou não exercer a profissão de advogado.   

Amigo do goleiro BRUNO DE SOUZA, LUIZ HENRIQUE ROMÃO, conhecido como MACARRÃO, admitiu que o sangue encontrado no carro do jogador de futebol é mesmo de ELIZA SAMUDIO, ex-namorada de BRUNO. MACARRÃO está preso em CONTAGEM (MG) por suspeita de envolvimento no desaparecimento da jovem. Ele recebeu visita da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado após denúncia de que estaria sofrendo intimidações. MACARRÃO garantiu nunca ter negado que o sangue encontrado no veículo era dela e disse que a omissão foi orientada pelo advogado.      

ESTAMIRA GOMES DE SOUZA ganhou fama ao ser retratada no cinema do documentário que acabou batizado com o seu nome. O filme foi dirigido por MARCOS PRADO e produzido por JOSÉ PADILHA, o mesmo do famoso “TROPA DE ELITE”. “ESTAMIRA” conta a história de uma mulher de 63 anos que sofre de problemas mentais, vive e trabalha há mais de 20 anos no Aterro Sanitário do JARDIM GRAMACHO, um local esquecido pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no RIO DE JANEIRO. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, a personagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os recursos que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida. Traz opiniões da personagem sobre DEUS, vida e demais temas centrais. “A minha missão, além de ser ESTAMIRA, é revelar a verdade”, disse. O filme ganhou o prêmio de melhor documentário do Festival do RIO de 2004 e da Mostra Internacional de Cinema de SÃO PAULO, no mesmo ano. Foi premiado ainda no Festival Internacional de Documentários de MARSELLE, em 2005. Em entrevista, MARCOS PAULO disse que “ESTAMIRA estava cansada, em seus momentos frágeis. Ela foi totalmente negligenciada e ficou horas sem ser atendida no MIGUEL COUTO”. ESTAMIRA GOMES morreu nesta quinta-feira, no RIO DE JANEIRO, em decorrência de uma infecção generalizada. Estava com 72 anos (nasceu em 1939).  

PASCHOAL SENISE tinha orgulho de pertencer à primeira turma do curso de Química da USP, em 1934. Daquele grupo, apenas quatro se formaram. De aluno aplicado, PASCHOAL passou a professor e depois ocupou cargos de direção na USP. Foram mais de 75 anos circulando pelo ambiente acadêmico. Em 2006, publicou o livro “ORIGEM DO INSTITUTO DE QUÍMICA DA USP – REMINISCÊNCIAS E COMENTÁRIOS”. Foi membro da Academia Brasileira de Química e Ciências. Em 1976, recebeu a comenda da ORDEM DO RIO BRANCO. Em 1994 recebeu a GRÃ-CRUZ NACIONAL DO MÉRITO CIENTÍFICO. PASHOAL morreu hoje. Nasceu em 1918.

Uma mulher de 34 anos é vítima de abuso sexual na Estação SACOMÃ, da Linha 2 – Verde, do METRÔ. A mulher pedia informações para um homem quando foi atacada por ele. O homem, segundo a vítima, aparentava ter uma faca dentro da jaqueta. “Ele me segurou com um braço e com o outro abaixou a calça. Ficou nu”, disse ela. Houve luta corporal, ela conseguiu correr e pedir socorro. O agressor fugiu em direção ao terminal de ônibus. Em nota, o METRÔ disse que câmeras da estação registraram o episódio e as imagens foram entregues à polícia.

Os líderes da zona do euro reunidos em BRUXELAS chegam a um acordo para um novo programa de ajuda à GRÉCIA. O pacote de financiamento da UNIÃO EUROPÉIA e do FMI será de 109 bilhões de euros. Além do financiamento oficial, haverá um corte de parte da dívida grega no valor de 37 bilhões de euros até 2014, por meio da contribuição direta e voluntária dos credores privados. O pacote se completa com 12 bilhões de euros, que serão usados na compra de títulos gregos. A dívida da GRÉCIA é de 350 bilhões de euros e o pacote de ajuda foi considerado um calote parcial.

Um grupo ligado à rede terrorista AL-QAEDA está produzindo um desenho animado com o objetivo de inspirar crianças a pegar em armas e participar das ações da organização. O desenho, segundo o site militante islâmico AL-SHAMOUK, mostra “ações heróicas dos guerreiros do Profeta” e é uma “alternativa ao veneno que é transmitido por outros canais de TV às nossas crianças e jovens”.

O ônibus espacial ATLANTIS, com quatro astronautas, pousou hoje na FLÓRIDA, pondo fim ao mais longo programa de vôos espaciais da NASA, que durou 30 anos. Uma pesquisa feita pela rede de TV CNN estimou que, embora o entusiasmo dos americanos com a corrida espacial tenha caído nas últimas décadas, 50% deles consideram ruim o fim do programa de ônibus espaciais. “Após servir o mundo por mais de 30 anos, os ônibus espaciais conquistaram o seu lugar na História”, afirmou o comandante do ATLANTIS, CHRISTOPHER FERGUSON, pouco antes do pouso, hoje de manhã. Milhares de pessoas lotaram o Centro Espacial KENNEDY para assistir à aterrissagem. Com o fim do programa, deve demorar de três a cinco anos para que astronautas sejam levados ao espaço a partir dos ESTADOS UNIDOS – desta vez por empresas privadas. A agência espacial americana deve se concentrar em levar o homem a MARTE, mas a NASA ainda não desenhou um foguete para este fim. As viagens mais rotineiras, até a Estação Espacial Internacional, devem ser feitas com foguetes SOYUZ, da RÚSSIA.

Ciberativistas anunciaram hoje ter invadido o sistema de dados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e roubado “vários” documentos secretos da aliança militar – ao todo, um gigabyte em arquivos de texto. Vinculados ao grupo conhecido como “ANONYMOUS”, os hackers disseram que seria “irresponsável” divulgar todo o material sem uma análise prévia. Mas, para provar a veracidade das declarações, liberaram no TWITTER um relatório secreto da OTAN sobre terceirização de funcionários. Os ciberativistas prometem agora começar a soltar na Internet os dados roubados no ataque. Quatorze pessoas foram presas na terça-feira, dia 19 de julho, nos ESTADOS UNIDOS por participar de um ciberataque ao site do PAYPAL em represália pela suspensão das contas do WIKILEAKS. O FBI emitiu 35 ordens de prisão.

Forças do ditador MUAMAR KADAFI colocaram minas e outros artefatos explosivos em instalações petrolíferas na região de BREGA, cidade que se transformou no mais violento front entre o regime de TRÍPOLI e rebeldes. A informação foi anunciada hoje pelo chefe diplomático dos opositores líbios, MAHMUD JIBRIL. Segundo ele, os soldados leais a KADAFI teriam colocado as armadilhas, que destruirão a infraestrutura da cidade caso o ditador perca o controle sobre BREGA. Explosivos também teriam sido instalados em dutos. BREGA é um dos principais centros da indústria do petróleo líbio. Antes dos combates, a cidade portuária armazenava, processava e embarcava o combustível em navios.

Depois de quase 24 anos, autoridades alemãs exumaram o corpo do vice de ADOLF HITLER, RUDOLF HESS, cremaram e atiraram as cinzas ao mar para acabar com a peregrinação de neonazistas. O túmulo que guardava o corpo de HESS no cemitério de WUNSIEDEL, sul da ALEMANHA, foi destruído, incluindo a lápide com o epitáfio “EU OUSEI”. HESS foi capturado em 1941 quando desceu de paraquedas na ESCÓCIA em uma missão de paz não autorizada. A tentativa foi condenada por HITLER. HESS passou a ser visto como um mártir pela extrema-direita e milhares de neonazistas usam seu aniversário como ocasião para realizar grandes manifestações. WUNSIEDEL, perto da fronteira com a República Checa, era o centro dos encontros. Uma ordem da Justiça alemã proíbe desde 2005 essas manifestações, mas a medida não foi obedecida. Com a proximidade da renovação do aluguel da sepultura, a igreja local e a família concordaram em retirar os restos do nazista do local. Em 2004, mais de 5 mil pessoas de várias partes da EUROPA foram ao cemitério. “Agora, esperamos deixar tudo isso para trás”, disse o vice-prefeito ROLAND SCHOEFFEL. Sobreviventes do Holocausto saudaram a decisão. “É um lugar maldito a menos no mundo”, disse ELAN STEINBERG, da Associação Americana de Sobreviventes do Holocausto e seus Descendentes, com sede em NOVA YORK.
Enquanto HITLER esteve preso na década de 1920, o líder nazista ditou para HESS, seu confidente, a maior parte de seu manifesto MEIN KAMPF (MINHA LUTA). Durante os julgamentos de NUREMBERG, HESS foi inocentado das acusações de crimes de guerra e contra a humanidade, mas foi condenado à prisão perpétua por crimes contra a paz e conspiração. Ele passou 40 anos no presídio de SPANDAU, na então BERLIM ORIENTAL, quando morreu em 1987, com 93 anos. HESS foi encontrado enforcado em sua cela em SPANDAU.

A SCOTLAND YARD anunciou hoje que ampliou a investigação sobre irregularidades cometidas por jornalistas e empresas de comunicação na GRÃ-BRETANHA. Com isso, a polícia de LONDRES aumentou o alcance do caso, que deixa de ser apenas sobre o escândalo dos grampos do tablóide NEWS OF THE WORLD e se transforma em um inquérito sobre a venda de informações privadas, que afeta outros jornais do país. A polícia pediu ao Escritório do Comissário da Informação os arquivos da OPERAÇÃO MOTORMAN, concluída em 2006, sobre a compara de informações privadas por jornalistas britânicos. O ICO, órgão que regula a liberdade de informação no país, enviou os documentos que serviram de base para um relatório que registra cerca de 5 mil casos em que 305 jornalistas pagaram por dados privados, violando a Lei de Proteção à Informação.

TATSUYA ICHIHASHI, um japonês de 32 anos, foi condenado à prisão perpétua pelo estupro e assassinato de LINDSAY HAWKER, uma professora britânica encontrada dentro de uma banheira, em 2007, em TÓQUIO. ICHIHASHI, chamado “CAMALEÃO DA MORTE”, fez várias plásticas durante os dois anos e meio que ficou foragido. LINDSAY, então com 22 anos e estudante da Universidade de LEEDS, na GRÃ-BRETANHA, foi para o JAPÃO em outubro de 2006, para dar aulas de inglês. Menos de seis meses depois, a jovem foi encontrada morta dentro de uma banheira cheia de areia, na varanda do apartamento de ICHIHASHI, no bairro de ICHIKAWA CITY, leste de TÓQUIO. A britânica foi vista com vida pela última vez após dar uma aula de inglês ao próprio ICHIHASHI, em um café, em 25 de março de 2007. Em sua última tentativa de mudar o rosto, ICHIHASHI foi denunciado para a polícia pelos funcionários da clínica onde fez uma cirurgia no nariz. Ele foi preso em um terminal de ferryboat na cidade de OSAKA, em novembro de 2009. No início de 2011, o criminoso escreveu um livro no qual confessava o assassinato e descrevia os procedimentos estéticos que fez para mudar sua aparência – incluindo cortar seu próprio lábio e remover sinais do rosto. Durante seu julgamento, ICHIHASHI disse que atraiu LINDSAY até seu apartamento e a estuprou e estrangulou porque temeu que os vizinhos pudessem ouvir seus gritos e chamar a polícia. No tribunal o condenado admitiu ser responsável pela morte da moça, mas negou que tivesse a intenção de matá-la,dizendo que a sufocou acidentalmente. Durante as audiências, BILL HAWKER, o pai de LINDSAY, pediu ao tribunal que desse “a punição mais pesada possível” ao assassino. Pela lei japonesa, ICHHASHI poderia ter sido condenado à morte, mas os promotores pediram que ele cumprisse a pena de prisão perpétua.

Três turistas que visitavam o Parque Nacional de YOSEMITE, na CALIFÓRNIA, foram dados como mortos depois de serem levados por uma cachoeira de mais de 96 metros. Testemunhas viram quando o trio ignorou os avisos e ultrapassou uma barreira de metal para tirar fotografias mais perto da cachoeira VERNAL FALL, uma das mais visitadas do parque. Depois de pular a grade, o grupo foi visto entrando na água, a cerca de 7,5 metros da cachoeira. “Diversas pessoas pediram que os integrantes do grupo saíssem do rio, já que a correnteza estava forte e (a água) muito fria”, disse à BBC o porta-voz do parque, SCOTT GEDIMAN. Os corpos de HORMIZ DAVID, de 22 anos, RAMINA BADAL, de 21 anos e NINOS YACOUB, de 27 anos, ainda não foram recuperados. O grupo de turistas, que vinha de três cidades pequenas da CALIFÓRNIA, estava fazendo uma visita de um dia ao parque, que fica a 320 quilômetros de SÃO FRANCISCO. Segundo GEDIMAN, os três faziam parte de um grupo de 12 pessoas da igreja batista CENTRAL VALLEY, que organizou uma caminhada até o topo da cachoeira.       

ELLIOT HANDLER, cofundador da empresa de brinquedos MATTEL e o homem que deu o nome à boneca BARBIE nos anos 1950, morreu aos 95 anos, nesta quinta-feira, à noite. Segundo o site TMZ, o empresário sofria de problemas cardíacos. Ele e a mulher, RUTH, também proprietária da empresa, criaram a boneca inspirados na filha deles, BÁRBARA. O primeiro modelo da boneca mais vendida do mundo foi lançado em 1959. Hoje, existem centenas delas no mercado, algumas vestindo roupas confeccionadas por grifes como CHRISTIAN LOUBOTIN, GIVENCHY, VERSACE e GIÓRGIO ARMANI. Outra popular série de brinquedos que HANDLER ajudou a criar foram os carrinhos HOT WHEELS, lançados em 1968.

O pintor britânico LUCIAN FREUD, neto de SIGMUND FREUD, morre aos 88 anos de idade, vítima de uma doença mantida em segredo pela família. FREUD chegou ao final da vida muito valorizado pelo mercado de arte, que ele dizia desprezar. Sua obra BENEFITS SUPERVISOR SLEEPING (1995), que retrata uma mulher nua e obesa dormindo em um sofá, foi vendida por 33,6 milhões de dólares pela casa CHRISTIE´S em 2008, marcando um novo recorde num leilão para um artista vivo.
O Senado dos ESTADOS UNIDOS rejeita, por 51 votos a 46, uma proposta aprovada no começo da semana pela Câmara de reduzir o orçamento do governo, impondo cortes em setores sociais. Os republicanos exigem os cortes como uma condição para a elevação do teto da dívida americana, que, em 2 de agosto, atingirá 14,3 trilhões de dólares. Ao impedir que a proposta siga em frente, os democratas, que controlam o Senado, esperam agilizar um acordo bipartidário para evitar um calote americano. 







2 012     :     SÁBADO
Embora tenha levantado tarde, dedico uma boa parte desta manhã a preparar o meu pronunciamento de logo mais no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, quando iremos comemorar mais uma vez os 80 Anos da Revolução Constitucionalista de 32.

 




O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em parceria com a
Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, têm a honra de convidar Vossa Excelência e Excelentíssima  Família para a Cerimonia do Jubileu de Carvalho,
80 anos da Revolução Constitucionalista de 32, a realizar-se no dia
21 de julho de 2012, sábado, às 15 horas
  Programação
Hino Nacional Brasileiro
Coral da Policia Militar de São Paulo
Palavras da Presidente
Nelly Martins Ferreira Candeias
Pronunciamento
Coronel P.M Mario Fonseca Ventura
Presidente Sociedade Veteranos de 32 MMDC
Entrega do Colar do Centenário
Comandante Militar do Sudeste
General de Exército
Adhemar da Costa Machado Filho
Comandante  do 8º Distrito Naval
Vice-Almirante
Luiz Guilherme Sá de Gusmão
Comandante do Quarto
Comando Aéreo Regional
Major-Brigadeiro-do-Ar
José Geraldo Ferreira Malta
Comandante Geral da Policia Militar
do Estado de São Paulo
Coronel PM Roberto Ferreira França
Coronel P.M. Mario Fonseca Ventura
Presidente Sociedade Veteranos 32 MMDC
Saudação aos novos membros
José Maria M. do  Amaral Gurgel
Solenidade de Posse
Evocando 32
General de Exército
Adhemar da Costa Machado Filho

Chego mais cedo ao local do evento e logo me entendo com a presidente Doutora NELLY CANDEIAS uma vez que algumas alterações precisam ser feitas no roteiro. Ontem recebi um recado do Comando Militar Sudeste a respeito do GENERAL DE EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO. Ele está ao lado de sua esposa que sofreu uma diverticulite e está internada. Não poderá estar conosco nesta tarde. O MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ GERALDO FERREIRA MALTA já explicara a sua impossibilidade de estar conosco, uma vez que estaria em missão fora de São Paulo. O VICE-ALMIRANTE LUIZ GUILHERME SÁ DE GUSMÃO encontra-se de férias também fora de São Paulo. Por causa dessas alterações a mesa de trabalhos desta tarde fica constituída assim: Doutora NELLY, CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA, Comandante Geral da Policia Militar do Estado de São Paulo; Deputado Estadual MAJOR PM OLÍMPIO GOMES; HERNÂNI DONATO, Presidente emérito do IHGSP; ROGÉRIO RIBEIRO DA LUZ, do Conselho do IHGSP; Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, membro do IHGSP e coordenador do núcleo da LAPA, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Comparecem ao evento: Professor ADILSON CÉZAR, Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA, Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito do Palácio do Governo; AMADO RÚBIO, Comandante do Exército Constitucionalista e sua filha dona LIGIA (eles trazem o Presidente da Cruz Azul, CORONEL PM FREITAS e outras pessoas da diretoria); ALFREDO PIRES e sua senhora, DONA NAIR; CAMILA GIUDICE, Presidente da Comissão dos Familiares dos Heróis de 32; MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, JOSE D´AMICO, do Tribunal Regional Eleitoral e outras pessoas que são conhecidas da presidente NELLY. Ela abre a sessão com o canto do HINO NACIONAL, executado pelo coral da PMESP. Esse mesmo coral apresenta outras músicas alusivas ao evento, culminando com o UIAPURU (música predileta da doutora NELLY).
Faço meu pronunciamento evocando nomes de combatentes vivos, principalmente lembrando que dona BIANCA MORANDI RUDGE está completando 104 anos hoje e que dona CELESTINA – MARIINHA – fez 102 anos em 18 do corrente. Nosso eterno presidente GINO STRUFFALDI é lembrado, bem como todos os combatentes que já nos deixaram. Restam vivos apenas 41. Falo sobre as ferramentas da Internet que possibilitaram a criação do “32 EM MOVIMENTO”, jornal eletrônico que existe desde janeiro de 2011 e que possibilitou o Movimento Constitucionalista ser conhecido no exterior. A criação dos núcleos de correspondência (o primeiro nasceu em 12 de julho de 2011) já em número de treze em todo o Estado. Friso o sentido nacional do Movimento Constitucionalista e cito algumas batalhas em estados diferentes do BRASIL. Também combato o rótulo de “guerra das elites”, pois 130 mil homens e 72 mil mulheres estiveram envolvidos na guerra cívica dos constitucionalistas contra as forças do governo provisório de GETÚLIO VARGAS.
Procede-se a entrega do COLAR DO CENTENÁRIO para o Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA e para o CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA, Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

O diploma do COLAR tem os seguintes dizeres:
O Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, cumprindo resolução aprovada na sessão plenária de 17 de fevereiro de 1993 e o parecer do Conselho, confere a
MARIO FONSECA VENTURA
O COLAR DO CENTENÁRIO
Destinado a solenizar o século de atividades do Instituto, oficializado pelo decreto número 38.950, de 26 de julho de 1994 pelo Governo do Estado de São Paulo.
São Paulo, 1º de novembro de 1994
Presidente
NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS
Presidente do Conselho do Colar

Secretário
HERNÂNI DONATO
Secretário do Conselho do Colar.
Quebrando o protocolo, chamo o Presidente do NÚCLEO MMDC-LESTE, TENENTE PM NATANAEL e o Vice-Presidente TENENTE PM JOSÉ FILHO para proceder a entrega do COLAR DO MÉRITO CONSTITUCIONALISTA à doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS e ao MAJOR PM OLÍMPIO GOMES, nosso Deputado Estadual, de marcante atuação na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. 
JOSÉ MARIA MARCONDES DO AMARAL GURGEL faz uso da palavra anunciando a posse de novos membros do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo. Procede-se a posse dos mesmos.
Evocando 32, faz uso da palavra o Presidente Emérito do IHGSP, HERNÂNI DONATO; o Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA e o Deputado Estadual, MAJOR PM OLÍMPIO GOMES.
Encerra-se essa sessão solene com o canto do HINO NACIONAL em tupi-guarani pelo mestre do violão MIGUEL
Ainda permanecemos durante um bom tempo no IHGSP conversando com os nossos amigos. Numa noite fria regresso ao meu lar. Sinto-me realizado neste sábado com a cerimônia dos 80 Anos da Revolução Constitucionalista, comemorada desta feita em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, numa tarde memorável.  

Retornando do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, presentes no evento o Ir.'. e Exmo. Cmt Geral Cel PM Roberval Ferreira França, o Ilmo. Cel PM Mario Ventura, o Professor José Carlos, o Ir.'. Ten PM Jose Filho e outras personalidades. Todos no intuito de comemorar, naquele Instituto Histórico, aonde deflagrou-se o Movimento Constitucionalista, os 80 anos da Revolução Paulista. Muita emoção e aprendizado, oportunidade também que aproveitei para rever amigos do Regimento De Cavalaria Pmesp, que muito bem, como sempre, abrilhantaram o evento (Adriano Felix, Jose Filho e Flávia M. Artilheiro curtiram isso).
§ 
Mario Ventura Caro CACHIOLI - AGRADEÇO SUAS PALAVRAS. SÃO MAIS DITAS PELA AMIZADE QUE NOS UNE. MAS TENHO A FELIZ OPORTUNIDADE DE VERIFICAR QUE O MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA ESTÁ MAIS ARRAIGADO DO QUE NUNCA EM PESSOAS DE BEM, QUE QUEREM VER ESSE NOSSO QUERIDO BRASIL ENTRAR NOS EIXOS E SE TORNAR UM PAÍS DO PRIMEIRO MUNDO, COMO JÁ DEVERIA SER, SE NÃO FOSSEM OS MAUS BRASILEIROS.
§ 
Mario Ventura LEVO AO CONHECIMENTO DE TODOS OS NOSSOS AMIGOS QUE ACABA DE SER CRIADO UM NOVO NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, NA CIDADE DE SÃO PEDRO. LEIAM EM MEU BLOG AS TRATATIVAS DE CRIAÇÃO DESSE NÚCLEO. REUNIREMOS A COFAM EM 18 DE AGOSTO. TODOS ESTÃO CONVIDADOS. LOCAL: MONUMENTO MAUSOLÉU DO IBIRAPUERA, ÀS 15 HORAS DO TERCEIRO SÁBADO DO MÊS DE AGOSTO.

AGORA OFICIAL: SÃO PEDRO JÁ TEM NOVÍSSIMO PRESIDENTE PARA O SEU NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA

EGYDIO JOAO TISIANI e.jtisiani@ig.com.br
para mim, Prof.JBiajone

Caríssimos Cel VENTURA e BIAJONE

Já havemos pessoa digna e competente para ocupar a função de presidente do Núcleo de Correspondência São Pedro por São Paulo que é o Sr. JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR.  Pessoa esta que é Professor Doutor da Faculdade Mackenzie em São Paulo de minha inteira confiança que vem ao nosso encontro para somarmos e lutarmos pela divulgação da causa cívica paulista e não só para fazer números com duas ou três postagens realizando uma breve participação em solenidade e já pensando só em ganhar medalhas. Vejam que eu trouxe para a nossa Sociedade pessoas das mais esforçadas, íntegras e comprometidas com a Epopéia de 32 sendo o GUILHERME Andreolli Corrêa, EDSON Rontani Júnior, Sra. MARIA HELENA Toledo de Silveira Melo e agora o Sr. JOÃO FRANCISCO de Aguiar - filho de ex-combatente atuante de São Pedro que lutou no Batalhão Piracicabano e Prefeito na década de 50 foi um dos mais prósperos daquele município paulista, e JOÃO FRANCISCO não fica atrás, tem um grande arquivo sobre a Revolução, faz postagens desta diretas nos jornais de São Paulo e Piracicabanos, está em contato direto com os cidadãos e Prefeito Sanpedrenses visando sempre a melhoria de suas obras sócio-culturais e conseguido realizar seus objetivos, havendo criado no início deste ano um blog voltado para a sociedade daquela cidade e já conta com mais de 440 membros adéptos.
Com todo este seu currículo JOÃO FRANCISCO é uma pessoa profundamente responsável e humilde sempre preocupado com a educação dos jovens e a participação dos mais velhos em seus valiosos projetos preocupando-se jamais em magoar as pessoas principalmente seus amigos, companheiros e pares de associação e, fato verídico este, só observar abaixo os e-mails que ele me enviou.

É uma preciosa aquisição que conseguimos obter graças ao nosso Bom Deus para conosco conquistarmos todo o interior paulista no estabelecimento total do conhecimento e divulgação para a perpetuação às futuras gerações do que foi o ideal da Guerra Paulista e, para tanto, peço-lhes, digníssimos amigos Cel VENTURA e Prof. BIAJONE para que lhes deem as devidas boas-vindas ao convívio da nossa seleta sociedade.
Recebam meus mais efusivos abraços fraternais.
EGYDIO

Obs.: e-mail para contato com o JOÃO FRANCISCO:   "Joao Francisco de Aguiar" ,

EGYDIO JOAO TISIANI
Para Joao Francisco

Boa tarde amigo JOÃO FRANCISCO
Espero encontrá-lo muito bem com saúde e com sua peculiar disposição.
Acabamos de confeccionar o blog para a histórica SÃO PEDRO em que você já poderá ir postando suas matérias do seu imenso e importante arquivo sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, enquanto isto poderá ir vendo sobre sua condição de Sócio conforme de conhecimento do Prof. BIAJONE e Cel VENTURA.
Poderá incluir o que lhe convier, inclusive, a foto do seu perfil, uma publicação destinada ao seu curriculum vitae (não muito extenso), apresentação do seu núcleo (objetivos), ao patrono do Núcleo que será escolhido de comum acordo, fotos e documentos em geral inerentes à Epopéia de 32.
É só clicar no link abaixo:
http://mmdcsaopedro.blogspot.com.br/
As instruções para procedimento de postagens estão também logo abaixo e se encontrar alguma dificuldade no início me contate que lhe oriento ou posso até, caso queira, eu mesmo postá-las até que se habitue a fazê-las:
Você, primeiramente, entrará no blog clicando no link acima e abrirá a página em que pedirá (ícone parte superior) o Login e a Senha no qual digitará:  Login:  .......  e a SENHA: ...... - em seguida é só seguir os passos abaixo e vamos divulgar para todos tudo o que sabe e tem consigo guardado sobre a saga dos nossos heróis combatentes de 32.
Peço-lhe favor que guarde esta Senha só para consigo e confio em você.
Forte abraço.
Egydio
jf.aguiar

Caramba Egydio, voce agora me colocou em saia curta...
Tudo bem, agora vamos ter que nos associar.
Noa dia 10 vou a SPedro falar com as senhoras e então verei como ficamos na estrutura
Sei que vc quer que eu seja o responsável mas preciso falar com elas antes
Aproveitando que você está tão animado
1. Poderia me dar instruções para postar e excluir?
2. Poderia postar o material do meu pai
Não tem pressa mas poderia fazer isso até o dia 10, assim eu mostro a elas como se faz etc
Grato e abs
João Francisco de Aguiar, prof.
11 - 95456261
jf.aguiar

Egydio
Desculpe-me por tantos e-mails
Vc me assustou um pouco com o blog pronto...estou recuperando-me aos poucos
Ficou bonito demais, era assim que eu imaginava, não como o de Jaguariuna, mais discreto o nosso.
Perfeito
Agora você precisa tirar o PROF DR do nome a ser ocupado pelo Presidente, ai vou mostrar a elas, por ora não poste nada mesmo.
Eu tb preciso de permissão para por os nomes de ambas, elas são muito importantes lá, poetiza da terra, a D.Maria do Carmo advogado (uns 75 anos), é filha, neta, sobrinha  etc de revolucionarios...a Maria Aparecida é neta. Elas são historiadoras, etc e tb a Maria do Carmo já pertenceu a Academia de Letras de Piracicaba, algo assim. A Maria Aparecida (63 anos)é funcionaria alta da Secretaria da Cultura, aposenta-se neste final de ano e vai dar muita força ao MMDC . São avós...muito sérias e responsáveis
No futuro talvez precise dar a senha para as duas, posso? não hoje mas qdo elas aprenderem
Preciso delas
São de minha total confiança
O que voce acha de tudo isso ?
Abs
jf.aguiar

Caro Egydio
São pessoas especiais da mais alta reputação e seriedade cidade
Por isso todo o meu cuidado. Qdo eu não estiver lá elas podem representar o MMDC sem qq risco.
No ultimo sábado no meu carro percorremos as casas das famílias, eu, esposa e as duas, falando com cada família da necessidade de mudar o ícone, elas estão no mesmo espírito de trabalho
Qdo o blog estiver pronto vc me passa e eu falo com elas por fone e depois oriento para o blog
Grande abraço  
João Francisco de Aguiar, prof.
11 - 95456261

DOUGLAS veste a camisa 15, mas parece que resolveu assumir a responsabilidade de um camisa 10 e a cada jogo comprova que a demora para dar certo em seu retorno ao CORINTHIANS não foi em vão. O meia foi o maestro e autor do gol do empate por 1 a 1 com a PORTUGUESA, no PACAEMBU, em um jogo no qual sua equipe só não levou os três pontos por não conseguir se recuperar totalmente de um primeiro tempo muito ruim.
O SANTOS ainda não fez gol fora de casa pelo BRASILEIRÃO e hoje, contra o VASCO, em SÃO JANUÁRIO, pouco produziu para acabar com esse incômodo jejum. A atuação ainda foi agravada pelas falhas defensivas. A derrota por 2 a 0 deixou nítida a diferença entre as equipes. O time carioca jogou apenas o necessário para fazer um gol no início de cada tempo e garantir a vitória.
O ATLÉTICO MINEIRO não teve dificuldade para golear o SPORT por 4 a 1, hoje, no RECIFE, e manter a liderança isolada do BRASILEIRÃO, agora com 28 pontos, dois a mais do que o VASCO. Foi a sexta vitória seguida – desde 1986 o GALO não emplacava uma série de triunfos tão boa no NACIONAL.

ALONSO faz pole na chuva. Mas tempo bom deixa corrida imprevisível. Vem surpresa por aí. A previsão é dos pilotos que estabeleceram a pole position, FERNANDO ALONSO, da FERRARI, e a segunda colocação, SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL, no grid do GP da ALEMANHA: em razão da chuva na sexta-feira e do asfalto molhado também na definição do grid, hoje, em HOCKENHEIM, ninguém sabe ao certo como os carros e os pneus vão se comportar amanhã ao longo das 67 voltas da corrida. A previsão é de pista seca. ALONSO lidera o mundial com 129 pontos, seguido por WEBBER, 116, e VETTEL, 100. WEBBER ficou em terceiro, hoje, mas como teve de substituir o câmbio perdeu cinco posições no grid. Outros dois pilotos sofreram o mesmo tipo de punição: ROMAIN GOSJEAN, LOTUS, 20º no grid e NICO ROSBERG, MERCEDES, 22º Com WEBBER caindo para oitavo, três alemães largam em segundo, VETTEL; terceiro, MICHAEL SCHUMACHER; quarto, NICO HULKENBERG, da FORCE INDIA. PASTOR MALDONADO sairá em quinto; JENSON BUTTON em sexto; LEWIS HAMILTON em sétimo. FELIPE MASSA sai em 14º e BRUNO SENNA em 15º.

“Eu resolvi a lhe escrever a última carta/ Para pedir mais uma vez a sua volta/ Com sua ausência eu sofro tanto/ E não consigo acreditar/ Que você já me esqueceu e não quer voltar.” Com esses versos, MARCOS ROBERTO DIAS CARDOSO entrou para a história da música brasileira. “A ÚLTIMA CARTA” fez sucesso entre as décadas de 1960 e 1980, ficou meses em primeiro lugar nas paradas, vendeu mais de dois milhões de discos e rendeu muitos prêmios para o cantor que fez sucesso da JOVEM GUARDA. Nascido em 26 de junho de 1941, MARCOS ROBERTO era considerado um garoto tímido quando criança. À frente da TV, ficava maravilhado com os artistas que ali se apresentavam. Até que, já um jovem, passou a escrever letras. O que parecia ser uma aventura adolescente lhe rendeu, entre outras premiações, o troféu CHICO VIOLA, um dos mais importantes da época, e vários discos de platina e diamante. Por conta disso, passou a ser a estrela das principais atrações dos programas musicais na rádio e na televisão. Virou presença constante no consagrado programa comandado por ROBERTO CARLOS, na TV RECORD. Participou com grande brilho do show da Rádio AMÉRICA, em 15 de março de 1968, no antigo CINE PIRATININGA do BRÁS, espetáculo comandado por JOSÉ PAULO DE ANDRADE, SÉRGIO DE FREITAS e NEWTON MIRANDA, apresentadores de uma das programações jovens de maior audiência no rádio naqueles anos. “LONGE TÃO PERTO”, “VÁ EMBORA DAQUI”, e “TREMENDÃO” (em homenagem ao amigo ERASMO CARLOS) tornaram-se sucessos na voz de MARCOS ROBERTO. Mas, por ironia do destino, “A ÚLTIMA CARTA” que o levou â glória, não era de sua autoria. Escrita originalmente pelo compositor potiguar ANTONIO MARCELINO VIEIRA, de nome artístico AMV, a música foi “dada” a MARCOS ROBERTO após AMV ouvir aquele jovem cantor fazer uma apresentação numa pequena cidade do RIO GRANDE DO NORTE, nos anos 1960. A doação de músicas por pequenos compositores a artistas de renome nacional era um fato corriqueiro naquele período no Nordeste brasileiro. Depois do sucesso estrondoso e do quase ostracismo com a decadência da JOVEM GUARDA, MARCOS ROBERTO passou a escrever músicas. Mesmo com 71 anos ele ainda produzia novos cantores e bandas. Morreu em conseqüência da falência múltipla de órgãos. Seu corpo está sendo velado no Cemitério Municipal de OSASCO.    

O candidato do PRB à Prefeitura de SÃO PAULO, CELSO RUSSOMANNO, se mantém em alta nas pesquisas de intenção de voto e já aparece tecnicamente empatado com o tucano JOSE SERRA, de acordo com levantamento do DATAFOLHA realizado entre 19 e 20 de julho. Segundo o instituto, RUSSOMANNO tem 26% das intenções de voto, dois pontos percentuais a mais do que os números aferidos no fim de junho. SERRA dispõe 30% numa oscilação negativa de um ponto porcentual. O candidato do PT, FERNANDO HADDAD, oscilou um ponto para cima em relação a junho e aparece agora com 7% mesmo índice atingido por SONINHA FRANCINE. GABRIEL CHALITA tem 6% e PAULINHO DA FORÇA, 5%.

Uma comissária de voo de 30 anos, que estava com um bebê em um HONDA CRV, passou momentos de muita tensão na noite de ontem, durante tentativa de assalto na zona sul. Três homens a atacaram em um farol, mas um motoqueiro não identificado, que testemunhou o crime, reagiu e matou dois dos suspeitos. O outro, identificado como CARLOS HENRIQUE CARDOSO DOS SANTOS, de 21 anos, foi preso. Eram 21 horas quando a comissária parou em um farol da Avenida WASHINGTON LUIS coma Rua BORBA GATO, na CHÁCARA FLORA. Em segundos, os ladrões cercaram o carro, anunciaram o assalto e um deles chegou a abrir a porta traseira. Mas antes que entrasse, o motoqueiro que parou ao lado do HONDA, sacou a arma e atirou cinco vezes em direção dele, atingido-o na cabeça, no peito, no braço e nas costas. O homem, ainda não identificado, morreu no automóvel. Ao ver o parceiro morto, os outros dois correram. Mas o motoqueiro atirou novamente e acertou um deles nas costas. O suspeito morreu a 10 metros do carro. O outro fugiu. O motociclista também sumiu. 

A fase é, realmente, boa para THOMAZ BELLUCCI. Depois de conseguir chegar a sua segunda semifinal consecutiva pela primeira vez na carreira, o tenista voltou hoje a se classificar para uma final de ATP após dois anos. BELLUCCI venceu o búlgaro GRIGOR DIMITROV por 2 sets a 0. Garantiu vaga na decisão de GSTAAD. Em busca do bicampeonato no saibro suíço, o brasileiro vai enfrentar JANKO TIPSAREVIC, oitavo colocado no ranking mundial. O duelo decisivo está marcado para amanhã. Será, inclusive, a chance do brasileiro devolver uma derrota ao sérvio. Na semana passada, o paulista se encontrou com TIPSAREVIC na semifinal do TORNEIO DE STUTTGART. Na ocasião, o rival levou a melhor, ao vencer por 2 sets a 1. Em 2009, pelo MASTERS DE INDIAN WELLS, os dois tiveram um encontro e naquela oportunidade, BELLUCCI venceu.


JAMES HOLMES, o atirador que matou 12 pessoas e feriu outras 58 durante uma sessão do filme BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE na madrugada de ontem em AURORA, no COLORADO, recebeu munição e material para bombas pelo correio por quatro meses, segundo investigações. O chefe de polícia da cidade, DAN OATES, disse hoje que os pacotes eram entregues com regularidade na casa e no trabalho do jovem de 24 anos. Hoje, policiais conseguiram desarmar uma série de explosivos colocados pelo atirador no próprio apartamento antes de sair para cometer o massacre OATES disse que as equipes conseguiram desarmar todos os explosivos identificados, mas que ainda havia riscos para entrar no imóvel. Dentro dele, os investigadores esperam achar pistas sobre o que teria levado a cometer o massacre. Em depoimento à polícia, HOLMES – que havia abandonado o doutorado de neurociência na Universidade do COLORADO – declarou que era o personagem CORINGA. A polícia esvaziou e isolou as imediações e usou um sofisticado robô para desarmar o cabo de detonação sem provocar explosões ou incêndio. HOLMES foi preso quando caminhava para seu carro no estacionamento de um shopping center de AURORA e não falou o motivo para cometer os assassinatos. As autoridades terminaram de identificar todas as vítimas de HOLMES e notificaram suas famílias, mas não divulgaram a lista oficial com os nomes. Onze dos feridos continuam internados em estado crítico. Amigos e parentes das vítimas passaram a noite de ante-ontem e o dia de hoje em vigília perto do local do ataque. Um altar foi montado com flores, velas e fotos. O incidente foi o maior ataque a tiros nos EUA desde 2007, quando o estudante SEUNG-HUI CHO matou 32 pessoas no campus da faculdade VIRGÍNIA TECH.

Um homem-bomba atacou hoje um complexo no noroeste do PAQUISTÃO que pertencia a uma milícia local e matou pelo menos dez pessoas, entre elas cinco crianças. Foi mais um dos freqüentes conflitos sobe posições de liderança dentro do TALEBAN paquistanês, organização criada em 2007 para representar quase 40 grupos insurgentes, muitos deles travando uma campanha sangrenta contra o governo. Em outro episódio, uma bomba colocada na beira de uma estrada explodiu perto de um ônibus de passageiros, matando três pessoas.

Confrontos entre rebeldes e forças do governo na SÍRIA deixaram hoje pelo menos 90 mortos em todo o país. Segundo a organização não governamental Observatório Sírio para os Direitos Humanos, ao menos 41 mortos são civis, vítimas dos ataques do regime do ditador na capital, DAMASCO, e na segunda maior cidade do país, ALEPO. O ministro de Relações Exteriores da FRANÇA, LAURENT FABIUS, alertou que ASSAD deve se preparar para deixar o poder. “O regime está condenado pelo seu próprio povo, que demonstrou grande coragem.”         

2 013       :    -      DOMINGO
Ainda não me recuperei dos momentos dolorosos que passei no Hospital Militar ao encontrar o CORONEL PM ALBINO CARLOS PAZELLI numa UTI, após passar por dois AVCs. Ligo para alguns companheiros da Escola de Oficiais, como o CORONEL PM RÉGIS, CORONEL PM PINHO. Eles desconheciam a situação do nosso colega de turma. Deixo também uma mensagem para os oficiais do “NINHO DAS ÁGUIAS”e outros colegas de turma que possuem e-mail. Também coloco no meu blog, para conhecimento de todos.

O CORINTHIANS viajou a CURITIBA achando que enfrentaria só o FURACÃO, mas acabou tendo de encarar também uma tempestade. Com muita chuva e um campo encharcado, o TIMÃO parou nas poças d´água e ficou apenas no 1 a 1 com o ATLÉTICO PARAENSE. Com apenas um ponto ganho, o TIMÃO chegou a 10 em oito rodadas. Pouco para um time que pretende brigar pelo título da competição. Com duas vitórias, quatro empates e duas derrotas, os alvinegros estão a seis pontos de distância do líder, o BOTAFOGO.

JUNINHO voltou em grande estilo ao futebol brasileiro. Aos 38 anos, o REIZINHO comandou a vitória vascaína sobre o FLUMINENSE por 3 a 1, no MARACANÃ, nesta noite. O próprio JUNINHO abriu o placar aos 16 minutos, após jogada de PEDRO KEN pela esquerda. Pouco depois, FRED perdeu a cabeça e deu uma cotovelada no jovem zagueiro JOMAR. O juiz MAARCELO DE LIMA HENRIQUE viu o lance e expulsou o camisa 9 tricolor. O VASCO ampliou no primeiro minuto da segunda etapa. JUNINHO deu linda assistência para ANDRÉ fazer 2 a 1. Sem desistir, o FLU diminuiu com cabeçada de CARLINHOS. A reação parou aí. O FLUMINENSE levou ainda o terceiro, com o equatoriano TENÓRIO, de cabeça.
No encontro dos ex-técnicos da seleção brasileira MANO MENEZES e DUNGA, o INTERNACIONAL recebeu o FLAMENGO, em CAXIAS DO SUL e ganhou por 1 a 0. Em SALVADOR, BAHIA e VITÓRIA empataram em 0 a 0.
A PORTUGUESA saiu na frente diante do GOIÁS, hoje, no SERRA DOURADA. Mas, acuada, não conseguiu conter os donos da casa e sofreu a virada, por 2 a 1.  

Três homens morreram após serem baleados e socorridos por policiais da ROTA, por volta das 22 horas de ontem, na Rua ARTUR ORLANDO, no bairro JAGUARA, zona oeste de SÃO PAULO. O trio teria acabado de assaltar uma casa na região, de acordo com a PM, que não divulgou os nomes.

Relatório do Ministério Público obtido pela REDE GLOBO aponta detalhes dos depoimentos de traficantes e familiares a promotores, além das transcrições das escutas telefônicas que revelam ações criminais de policiais de CAMPINAS e do DENARC. Em um dos trechos, o traficante WANDERSON DE PAULA, o ANDINHO, diz que um comparsa pagou dois milhões de reais a oficiais. Semana passada, sete policiais civis foram presos acusados de colaborar com o tráfico. Outros quatro estão foragidos.

Uma família vinda de um voo do JAPÃO foi assaltada no final da noite de sábado (ontem) logo após desembarcar no Aeroporto Internacional ANDRÉ FRANCO MONTORO, em CUMBICA, GUARULHOS, o maior do BRASIL. O roubo foi praticado por uma quadrilha provavelmente especializada nesse tipo de crime. É o segundo caso em menos de duas semanas. No início do mês, um juiz foi perseguido por ladrões logo após deixar CUMBICA em um táxi. No roubo de sábado, a família, após o desembarque, entrou no próprio carro. Poucos minutos depois, os quatro familiares foram abordados pelos bandidos, que estavam em dois automóveis. Dois criminosos entraram no carro das vítimas e passaram a comandar o trajeto a ser feito. A outra parte da quadrilha continuou nos dois veículos fazendo uma espécie de escolta aos comparsas.
Na capital, na Rua BANDUÍRA, PARQUE NOVO MUNDO, zona norte, os ladrões pararam os carros. Ali, transferiram todas as bagagens e outros pertences da família aos veículos onde estavam e partiram em alta velocidade, deixando as vítimas no local.
Na Avenida NÉVIO BARACHO DOS SANTOS, no PARQUE NOVO MUNDO, PMs desconfiaram dos dois veículos, que mantinham alta velocidade. Os ladrões tentaram fugir e houve perseguição. Na Travessa MANUEL MARTINHO, JARDIM SÃO FRANCISCO, ainda na zona norte, a PM conseguiu bloquear um dos automóveis. O outro escapou. O desempregado C.J.P., de 34 anos, e o autônomo R.A.O., 27, foram presos. No veículo foi encontrada parte da bagagem roubada. A dupla teria confessado o assalto.

ÉDISON RAMOS MOURA foi preso ontem à noite acusado de participar do assassinato a tiros do PM SIDNEY SILVEIRA, de 45 anos, durante assalto a um posto de combustíveis em SANTO ANDRÉ, no ABC. O crime ocorreu na noite da última sexta-feira. O PM estava de folga, abastecendo o carro. Ele teria reagido, mas foi surpreendido por um segundo ladrão que, pelas costas, deu dois tiros no PM. Um deles acertou a cabeça do soldado e o outro, o braço. SIDNEY chegou a ser socorrido. O suspeito foi preso no PARQUE SÃO RAFAEL, na zona leste. Ele teria confessado participação no assalto, mas negado ser o autor dos disparos. A arma roubada do policial foi encontrada na casa do preso. O outro ladrão não havia sido localizado até a noite. O PM foi sepultado nesta manhã.

Oito pessoas morreram e quatro foram internadas em estado grave após um acidente envolvendo dois carros de passeio, hoje de madrugada, no quilômetro 55 da PR-473, no entroncamento da PR-484 e PR-475, em QUEDAS DO IGUAÇU, a 12 quilômetros de CASCAVEL, no OESTE do PARANÁ. Os veículos – um GOL conduzido por JOCEMAR PÍCOLE, de 23 anos, e um UNO, guiado por ALDAIR DOS SANTOS, 21 – seguiam em direções contrárias e bateram de frente. Os dois motoristas morreram.
Além dos condutores, os passageiros LEONARDO ALVES DO NASCIMENTO, de 15 anos, e WILLIAN GUSTAVO DE AZEVEDO, de 15 anos também, que estavam no GOL, ROSICLÉIA BRÁS FELIMBERT, 22, LUCINÉIA LIMA DOS SANTOS, 20, DAIANA LIMA DOS SANTOS, 18, e uma pessoa não identificada porque estava sem documentos, que seguiam no UNO estão entre as vítimas fatais. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, sete pessoas morreram no local da batida e uma morreu a caminho do hospital.
ANILDO R. DA SILVA, 21, passageiro do GOL; MARCELO EDUARDO SANTINE NUNES, DE 15; RODRIGO WICHINESKI ESPINOSA, 18, e JHONATAN WILLIAN BORGES, 17, do UNO, estão entre os feridos com gravidade. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal de QUEDAS DO IGUAÇU e correm risco de morrer. Os jovens voltavam de uma área de lazer no trevo que dá acesso à balsa. A Polícia Rodoviária Estadual informou as causas e circunstâncias em que o acidente aconteceu.
As secretarias de Saúde de QUEDAS DO IGUAÇU e de ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU foram mobilizadas para prestar atendimento às vítimas, devido a gravidade do acidente. O 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS de CASCAVEL também foi mobilizado. Policiais Rodoviários auxiliaram no atendimento às vítimas.

O príncipe PHILIPPE se tornou hoje o novo rei da BÉLGICA, depois que seu pai, ALBERT, abdicou do trono em seu favor. A cerimônia deixou, por um dia, em segundo plano os questionamentos sobre o poder da monarquia e a capacidade do rei unir um país dividido. PHILIPPE, de 53 anos, prestou juramento nas três línguas oficiais do país – holandês, francês e alemão – duas semanas depois de ALBERT, 79 anos, há 20 anos no trono, anunciar que abdicaria.

Uma autoridade do VATICANO, presa no mês passado, usou a sua influência para oferecer serviços financeiros privados e ilegais a amigos ricos, afirmam investigadores italianos em um documento judicial.
Eles afirmam que o monsenhor NUNZIO SCARANO, correntista do banco do VATICANO e alvo de duas investigações na ITÁLIA, participou de “atividades ilegais”. O religioso é acusado de realizar “uma série de atividades ilegais sem escrúpulos usando sua rede de contatos em diferentes áreas, incluindo empresários, membros do cleto, agentes do serviço secreto e membros do IOR (INSTITUTO DE OBRAS RELIGIOSAS).”
O diretor do IOR e o vice-diretor do banco, que estão sob investigação, renunciaram em 1º de julho. SCARANO foi preso em ROMA no dia 28 de junho e acusado de participar de um plano para levar de forma ilegal 20 milhões de euros da SUÍÇA para a ITÁLIA. O advogado de SCARANO negou as acusações e disse que não há evidências contra seu cliente.
O PAPA FRANCISCO, que já havia montado uma comissão para reforma do banco do VATICANO, disse que está formando outra comissão para assessorá-lo nas reformas dos departamentos administrativo e econômico da SANTA SÉ   

2 014    :      -    SEGUNDA-FEIRA
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nessa segunda-feira (21/07), em todo país, a cerimônia de entrega da Medalha Mérito Santos Dumont, condecoração que marca o 141º aniversário de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação. Ao todo foram 724 agraciados em todo Brasil. A comenda é destinada a militares que tenham se distinguido no exercício da profissão, a cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços ao país e a organizações militares e instituições merecedoras.
“Essa medalha é o resultado de 26 anos de dedicação à Força Aérea. Um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido como militar”, resumiu o Suboficial Vagner Carlos da Silva Brum. Infante, resgateiro e paraquedista, Brum teve um fim de semana marcado de boas notícias. Atleta do Tiro prático e parte do efetivo do VI Comando Aéreo Regional (VI COMAR), onde treina, o Suboficial venceu o Campeonato Brasileiro de Rifle e garantiu a vice-colocação da categoria Shotgun. “É mais uma honra receber a Medalha Santos Dumont hoje. Só veio coroar um fim de semana memorável”, destacou o militar.
Na capital federal, 184 homenageados participaram de solenidade na Base Aérea de Brasília (BABR). A cerimônia presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, contou com a presença da Secretária Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Eva Maria Chiavon, entre outras autoridades civis e militares brasileiras e estrangeiras.
“Ao reverenciarmos o maior inventor do nosso país, estamos enaltecendo os ideais de liberdade, paz e democracia, valores que permeiam a alma dos integrantes da nossa instituição militar”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito. O Comandante da Aeronáutica ainda destacou a influência e as realizações de Santos Dumont na efetivação dos projetos da Força Aérea Brasileira nos últimos anos, particularmente a escolha da aeronave Gripen, vencedora do processo de seleção do novo caça, e a assinatura do contrato de fornecimento de 28 aeronaves de transporte militar KC-390 à Aeronáutica. “Sentimo-nos orgulhosos por duas grandiosas vitórias no fortalecimento do poder aeroespacial nacional. Estejamos certos de que esses dois emblemáticos projetos alavancarão todos os setores produtivos ligados à aviação no Brasil”, finalizou.
Daniela Simonini Teixeira, Gerente de Relações Institucionais da Embraer, foi uma das homenageadas durante a cerimônia e destacou a importância do fortalecimento do relacionamento entre as instituições.“Receber essa Medalha é uma honra. Sinto o reconhecimento do trabalho realizado por todos esses anos, de nossa dedicação para a área aeroespacial. Vejo a Embraer e a FAB como irmãs e esse sentimento deve ser cultivado, valorizado para o desenvolvimento de parcerias cada vez mais sólidas e produtivas”, lembrou Daniela.
Medalha Santos Dumont
A Medalha Mérito Santos Dumont foi criada em 5 de setembro de 1956 em homenagem ao visionário Alberto Santos Dumont, durante as comemorações do cinqüentenário do voo do 14-Bis. Idealizador, projetista e construtor de diversas máquinas, o brasileiro entrou mesmo para a história em 1906 ao decolar, no Campo de Bagatelle, em Paris, de forma bem sucedida e com auto-propulsão, ou seja, sem ajuda externa, o mais pesado do que o ar. O avião fazia ali sua primeira exibição pública.
A cerimônia em Brasília contou com desfile de tropa e passagem do caça F-5. O Patrono da Aeronáutica ainda recebeu o hasteamento da insígnia e a execução do toque de Marechal do Ar, o posto mais alto da Força Aérea.
Participo da cerimônia do 141 Aniversário de SANTOS-DUMONT no IV COMAR, juntamente com WILLIAM MASCARENHAS, ORÍTIA, ALFREDO PIRES, AMADO RÚBIO e sua esposa DONA NADIR, THELL DE MORAES,
Relembro que no ano passado, a solenidade foi comemorada em 19 de julho e, naquela cerimônia, fui condecorado com a MEDALHA SANTOS-DUMONT. Neste ano são condecorados os CORONÉIS PM MARCO AURÉLIO ALVES PINTO e ROGÉRIO BERNARDES DUARTE, Comandante e Sub-Comandante do CORPO DE BOMBEIROS.
Brasília, 21 de julho de 2014.
AO LONGO DA HISTÓRIA, A LIBERTADORA VIRTUDE DA INTELIGÊNCIA HUMANA REVELAR-SE-IA COMO PRIMORDIAL ELEMENTO PARA O VIGOROSO CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA.
TÃO VALOROSO ATRIBUTO FAZIA-SE PRESENTE EM CADA SINGELA PARTITURA MUSICAL; NAS RETUMBANTES PERFORMANCES DOS ORADORES; NAS DETALHADAS E RICAS NARRATIVAS DOS HISTORIADORES; E NAS MEMORÁVEIS INTERPRETAÇÕES DOS ATORES.
ASSIM, NOS IDOS DO SÉCULO XX, EMBALADO PELO CRIATIVO E DESAFIADOR ESPÍRITO DA BELLE ÉPOQUE EUROPÉIA, UM RENOMADO ESCRITOR BRASILEIRO LEGARIA À POSTERIDADE UMA PRIMOROSA OBRA ACADÊMICA E CIENTÍFICA.
SEUS LIVROS NOTICIAVAM EPISÓDIOS BIOGRÁFICOS, RESUMIAM IMPRESSÕES AERONÁUTICAS COM A SIMPLICIDADE DOS DIÁRIOS DE BORDO. NESTES VISIONÁRIOS ESCRITOS AÉREOS NÃO ESTARIA, PROPRIAMENTE, UM AUTOR LITERÁRIO, MAS O PAI DE 14 BALÕES E 02 VITORIOSOS AEROPLANOS.
CERTAMENTE, FOI O SOPRO DIVINO A IMPULSIONAR ESSE VITORIOSO BRASILEIRO A PATENTEAR UMA DAS MAIS GRANDIOSAS E EMPOLGANTES REALIDADES MODERNAS – O VOO DO HOMEM.
PRIMEIRAMENTE, O NOSSO DESAFIADOR 14-BIS TERIA ALÇADO UM VOO INCOMPLETO, NÃO MAIS DO QUE 60 METROS. PARA ALGUNS OBSERVADORES, UM MERO SALTO.
MAS O MAIOR DOS AVIADORES, SENTINDO QUE VOARA, ANSIOSAMENTE REPOSICIONOU O APARELHO, TEIMOSAMENTE GIROU-O AO NÍVEL DO SOLO, PARA CONDUZÍ-LO, SEM HESITAÇÕES, PERANTE OLHOS ESTUPEFATOS, A VENCER INIMAGINÁVEIS 250 METROS SOBRE O VERDEJANTE CAMPO DE BAGATELLE.
AQUELE MINUTO INCOMPARÁVEL NA CRONOLOGIA DA NAVEGAÇÃO AÉREA, REGISTRADO POR TODA A IMPRENSA MUNDIAL, TORNAVA-SE UM MARCO NA LEMBRANÇA DOS HOMENS DE SUA ÉPOCA.
AGITAR-SE-IAM AS MENTES DO MUNDO INTEIRO!
O FASCINANTE CONTROLE DOS APARELHOS MAIS-PESADOS-QUE-O-AR COROARIA OS SONHOS DA INFÂNCIA DO PATRONO DA AERONAÚTICA BRASILEIRA, POIS NAQUELES ÁUREOS ANOS O PETIT SANTOS, COMO AFETUOSAMENTE VIRIA A SER CHAMADO PELOS PARISIENSES, FORA O GENTIL HÓSPEDE DO NAUTILUS, AVENTURANDO-SE, EM SEU IMAGINÁRIO, NAS INÚMERAS PAISAGENS DELINEADAS PELA MÃO DE JÚLIO VERNE.
ASSIM, AO CELEBRARMOS O 141º ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO PAI DA AVIAÇÃO, NÃO SERIA O MERO ACASO QUE, NAQUELE MESMO PROMISSOR ANO DE 1873, ESSE MESMO AUTOR PUBLICASSE MAIS UM DE SEUS CÉLEBRES LIVROS: “A VOLTA AO MUNDO EM OITENTA DIAS”.
A HUMANIDADE SEQUER DESCONFIARIA QUE O RESPONSÁVEL POR DAR VIDA ÀQUELA PRIMOROSA OBRA DE FICÇÃO SERIA O NOSSO INVENTIVO ALBERTO SANTOS DUMONT.
HERDEIROS DESSE ÍCONE MUNDIAL,
ESPELHEM-SE NA PERSONALIDADE DESSE HOMEM SIMPLES NOS GESTOS; COMEDIDO NAS PALAVRAS; EMPREENDEDOR NAS AÇÕES; E, ACIMA DE TUDO, DOTADO DE UMA HUMILDADE EDIFICANTE E INSPIRADORA.
ESTOU CERTO DE QUE ADOTANDO COMO FÁROIS ESSAS CASTAS VIRTUDES DO ANIVERSARIANTE DE HOJE SEUS PASSOS SERÃO ILUMINADOS, EM SUAS ROTINAS NAS NOSSAS ORGANIZAÇÕES MILITARES, A GALGAREM SIGNIFICATIVOS DEGRAUS NO APERFEIÇOAMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
GUARDEM NO CERNE DE SUAS CONSCIÊNCIAS QUE AO REVERENCIARMOS O MAIOR INVENTOR DO NOSSO PAÍS, ESTAMOS ENALTECENDO OS IDEAIS DE LIBERDADE, PAZ E DEMOCRACIA, VALORES QUE PERMEIAM A ALMA DOS INTEGRANTES DA NOSSA INSTITUIÇÃO MILITAR.
OS SENHORES E SENHORAS SÃO DIGNOS DESSE LEGADO.
MANTENHAM-SE LAPIDADOS PELA INCESSANTE BUSCA DA RENOVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE NOSSAS AERONAVES, ATRIBUTO FUNDAMENTAL PARA O CUMPRIMENTO DE SUAS MISSÕES EM PROL DE UMA PÁTRIA SOBERANA, VOLTADA PARA A SUBLIME GARANTIA DO CONVÍVIO PACÍFICO ENTRE OS POVOS.
FOI NORTEADO POR ESSES MAGNOS OBJETIVOS QUE NÓS, INTEGRANTES DO COMANDO DA AERONÁUTICA, SENTIMO-NOS ORGULHOSOS POR DUAS GRANDIOSAS VITÓRIAS NO FORTALECIMENTO DO PODER AEROESPACIAL NACIONAL.
A PRIMEIRA DELAS, REMONTA AO MEMORÁVEL DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2013, QUANDO OS HOMENS E MULHERES, QUE ENVERGAM COMO UNIFORME O AZUL DOS NOSSOS CÉUS, FORAM BRINDADOS COM O PROFUNDO E INQUEBRANTÁVEL RECONHECIMENTO DO ESTADO BRASILEIRO, AO SER ANUNCIADA A AERONAVE GRIPEN, COMO A VENCEDORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO NOVO CAÇA A EQUIPAR A FORÇA AÉREA BRASILEIRA.
JÁ A MAIS RECENTE DAS CONQUISTAS, REMETE-NOS AO CORAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, ONDE, NOS PLANALTOS DO MUNÍCIPIO DE GAVIÃO PEIXOTO, O DIA 20 DE MAIO DE 2014 ENTROU PARA HISTÓRIA DA AERONÁUTICA, AO SER ASSINADO O CONTRATO DE FORNECIMENTO DE 28 AERONAVES DE TRANSPORTE MILITAR KC-390 À FORÇA AÉREA.
NAQUELE INSTANTE, SELAVA-SE A PRIMEIRA VENDA DO MAIOR AVIÃO A SER PRODUZIDO PELA NOSSA VIBRANTE INDÚSTRIA AEROESPACIAL BRASILEIRA.
ESTEJAMOS CERTOS DE QUE ESSES DOIS EMBLEMÁTICOS PROJETOS ALAVANCARÃO TODOS OS SETORES PRODUTIVOS LIGADOS À AVIAÇÃO NO BRASIL, INVARIAVELMENTE, ALICERÇADOS EM PROFUNDA COOPERAÇÃO COM NAÇÕES DA ENVERGADURA DA COLÔMBIA, PORTUGAL, REPÚBLICA TCHECA E SUÉCIA.
PROVAVELMENTE, SANTOS DUMONT REPRESENTA UM DOS IDEALIZADORES DESSE SINÉRGICO SENTIMENTO DE COOPERAÇÃO ENTRE OS POVOS, POIS AO ABRIR MÃO DOS DIREITOS DE PATENTE DE SUAS RICAS INVENÇÕES, POSSIBILITOU A DIFUSÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRECIOSA INTERCOMUNICAÇÃO NA VELOCIDADE DOS PUJANTES JATOS DA ATUALIDADE.
CONTINUEMOS FIÉIS AOS ESFORÇOS DE ALTRUÍSMO E GENEROSIDADE QUE GUIARAM A ALMA DO ÍCARO DE SAINT-CLOUD.
EM VIDA, ELE SINGROU OS ESPAÇOS, ARREMETEU PELOS ARES, COMO EM BUSCA DO INIFINITO!
HOJE, POR MEIO DE TODOS NÓS, SEU ESPÍRITO SE ETERNIZA A CADA NOVA CONQUISTA DA AERONÁUTICA, RUMO A UM FUTURO GLORIOSO COMO A OBRA SEU PATRONO!
Tenente-Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO
COMANDANTE DA AERONÁUTICA
ORITIA tira algumas fotos em que apareço ao lado de uma gaiola de vime, onde SANTOS-DUMONT dirigia o 14-BIS. Está muito bem conservada.
Conversamos com muitos conhecidos nesta solenidade e tarde vamos deixar o quartel da Aeronáutica.

Deixando o IV COMAR, venho de trem para a PRAÇA DA SÉ e, ao abrir a caixa de e-mails, vejo que a simples visita que faremos ao veteraníssimo NELSON DE PAULA MENDES tomou um vulto bem maior do que esperávamos:
COM MUITO ORGULHO E ALEGRIA QUE VENHO COMUNICAR AOS AMIGOS DO FACE E IMPRENSA QUE NO DIA 26 DE JULHO , SÁBADO, À PARTIR DAS 8:00 HORAS , VETERANOS DA REVOLUÇÃO DE 1932, E TODA IMPRENSA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SEUS NÚCLEOS , ESTARÃO NA CIDADE DE CRUZEIRO CONDECORANDO SR NELSON DE PAULA MENDES E ESTARÃO INDO AO TÚNEL NA DIVISA DO ESTADO DE SÃO PAULO E MINAS GERAIS, PRÓXIMO A CIDADE DE CRUZEIRO-SP.

Local de encontro: Escola Estadual Arnolfo Azevedo em Cruzeiro

ESTARÃO PRESENTES CORONEL Mario Ventura, Antonio Carlos Aristides, Arthur Paschoal, William Worth, MAJOR VIEIRA, Luciana Vilela, Bruna Vilela II, REPRESENTANDO O CORONEL MARCOS RENATO, ( Vigésimo Terceiro Bpmi Pmesp) , Vigésimo Terceiro Bpmi Cruzeiro, 4ª CIA , JORNAL O VALE, JORNAL REGIONAL, TV CIDADE DE TAUBATÉ, TV VANGUARDA, REDE RECORD, TV APARECIDA E CONVIDADOS:   Felipe Neri Vani, Marcelo Silva de Araujo, Geraldo Magela Oliveira, Katia Amaral, João Batista Amaral, Arvelos Vieira, Rodrigo Omantena Radialista, Daniel Gonçalves Gonçalves, Ditinho Rodrigues Rodrigues, Joao Bosco Rodrigues Rodrigues, Abilio Rodrigues, Rafic Zake Simão RAFIC ZAKE SIMÃO, Antonio Tavares, Antonio Carlos Marciano Marciano, Mauricio Villela, João Flávio Lima, Michael Keller, Juliana Giffoni NovaesMiquelangelo Rosa Arlindo Roberto Costa NetoCassiano GalvãoDiego Miranda IEveraldo Oliveira SouzaLeandro S. Dos SantosFabíola SimõesZé Rogério Radialista Martins,
Rogerio Sansevero Flávia Sansevero, Thiago Sansevero.

MARINEI recebe o apoio do TENENTE PM ROGÉRIO, do policiamento motorizado da área centro. O WANDER soube que vários bandidos foram presos neste final de semana e ela comparece até o 1º Distrito Policial (RUA DA GLÓRIA) para verificar se reconhece o ladrão que a assaltou na última terça-feira. Enquanto isso acontece, recebo o 1º TENENTE PM OLIVEIRA JÚNIOR, o SUBTENNTE SUMELE e um sargento do 3º BPMI, RIBEIRÃO PRETO, que já trazem os currículos das pessoas que serão homenageadas com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA em 21 de agosto. Mas também comparece o MAJOR PM RIOS para tratar de um evento em GUARULHOS, em 25 de agosto.
Também recebo um telefonema da Comandante do CPI-1 (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS) para acertar detalhes de nossa visita a CRUZEIRO em 26 de julho (próximo sábado).
Ainda nesta tarde conturbada recebo um grupo de pessoas do TRIBUNAL DE JUSTIÇA que vêm examinar as condições do prédio da Sociedade para uma possível reforma. Essa é a principal parte desta tarde, pois considero PRIORIDADE ZERO o conserto das partes danificadas do imóvel, nesses últimos quatro anos. A revitalização foi possível, em 2009, graças ao então presidente do TJ, Desembargador VALLIM BELLOCHI. Agora, com decano dos desembargadores, ao saber da condição em que se encontra a sede do MMDC, procura novamente nos ajudar. Devo a ele obrigações pelo interesse que tem para com a história da Revolução Constitucionalista de 1932.
O MAJOR PM RIOS vai retornar para GUARULHOS e me dá uma “carona” no retorno para minha casa. Há o interesse do Comando do CPA?M-7 em fazer uma segunda cerimônia de entrega de Medalhas da Sociedade no mês de setembro.

Visita ao Capitão PM Benedito Monteiro Veterano de 32
2 mensagens
Eliane Nikoluk Scachetti 
21 de julho de 2014
Para: antonio.aristides@terra.com.br
Cc: Mario Ventura , William Mascarenhas Worth , sociedade32@gmail.com, cfgilberto@yahoo.com.br
Estimados Coronel Ventura,Coronel William Worth  (11) 97176-6283, e-mail mascworth@yahoo.com.br
Já copiando nosso Amigo Tenente Gilberto, nosso Coordenador Técnico do Memorial Histórico do 5 BPMI e Doutor em História, telefone (12) 99112-9797 e e-mail cfgilberto@yahoo.com.br  
Boa tarde!
Conforme tratei via fone com o Cel Ventura (11) 3105-8541, e-mail celmario@gmail.com   e também com nosso Tenente Gilberto, segue sugestão para que ocorra uma VISITA e ENTREGA DE HOMENAGEM (diploma ou Medalha, a critério dos Srs e por sugestão dos Srs, Cel Ventura) para nosso querido Capitão Veterano Benedito Monteiro, que lutou na Revolução de 32
No dia 30 de agosto (sábado) haverá a festa de aniversário de 100 (cem) anos do Capitão Benedito Monteiro em um sítio na cidade de Tremembé (churrasco), oportunidade em que estarão reunidos inúmeros amigos e conhecidos dele. Sugiro que a data dessa visita / homenagem ocorra nesse sábado dia 30 de agosto.
Já estou copiando nosso historiador, Tenente Gilberto para que ele nos envie (e também já com cópia para os Srs) um breve histórico da vida do nosso Benedito Monteiro, destacando sua participação na Revolução de 32.
Vamos mantendo contato, para afinar essa possibilidade que, provavelmente, se fará maravilhosa!!!
Forte e fraterno abraço a todos!!
ELIANE NIKOLUK SCACHETTI
Coronel PM Comandante do Policiamento do Interior - 1
Aproximadamente 70 pessoas fizeram um protesto na Avenida PROFESSOR LUIZ IGNÁCIO ANHAIA MELLO, na zona leste, nesta tarde. Os manifestantes, moradores do bairro VILA PRUDENTE, bloquearam a via no sentido bairro, na altura da Rua DIANÓPOLIS, por volta das 16 horas. Atearam fogo em pneus e objetos de madeira. O protesto começou por conta da morte de um jovem no mesmo local. Segundo a polícia, na parte da manhã dois homens tentavam roubar um carro quando foram interceptados por PMs. Na tentativa de fuga, um dos assaltantes foi baleado e morreu.
A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada para conter a manifestação e houve confronto no local. Os policiais utilizaram bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes e liberar a via depois que imagens de TV mostraram bandidos roubando veículos parados no congestionamento.

O comércio fechou, hoje, na comunidade de NOVA BRASÍLIA, no Conjunto de Favelas do ALEMÃO, zona norte do RIO, após um fim de semana violento na região. O traficante DIOGO WELLINGTON COSTAS, o “BEBEZÃO”, de 28 anos, foi baleado na barriga durante uma troca de tiros com a polícia e morreu hoje de madrugada. Por volta das 9:30 horas, um novo tiroteio foi registrado na comunidade. Na noite de domingo, um carro da Polícia Militar foi incendiado, uma base da UPP na região foi atacada e um soldado levou um tiro. Para a polícia, os ataques foram realizados em represália à morte de um jovem no sábado.

A advogada ELOÍSA SAMY, acusada de atos violentos em protesto, está no Consulado-Geral do URUGUAI, no RIO DE JANEIRO, e pediu asilo político ao país vizinho. Investigada pela OPERAÇÃO FIREWALL, da Polícia Civil, ela foi um dos 23 ativistas que tiveram prisão preventiva decretada, por associado criminosa, pela 27ª Vara Criminal do RIO DE JANEIRO, na última sexta-feira. A informação foi divulgada pelo DDH (Instituto de Defensores de Direitos Humanos), organização não governamental da qual ELOÍSA SAMY faz parte. Outros dois Black-blocs acusados de depredação também pediram asilo ao URUGUAI.

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, está “seriamente preocupado” com o aumento das mortes de civis no conflito entre ISRAEL e PALESTINA. Em pronunciamento na CASA BRANCA, OBAMA afirmou que a viagem do secretário de Estado norte-americano, JOHN KERRY, à região terá o objetivo de pressionar por um cessar-fogo. KERRY declarou hoje à noite que os ESTADOS UNIDOS enviarão 47 milhões de dólares à FAIXA DE GAZA para ajuda humanitária a civis na região.
Hoje, um ataque das Forças Armadas israelenses com artilharia contra um hospital da cidade de DEIR AL-BALAH, no centro de GAZA, deixou pelo menos cinco mortos e mais de 50 feridos, incluindo paramédicos, enfermeiras e civis, segundo o porta-voz do Ministério da Saúde de GAZA, ASHRAF AL QEDRA.
Outros nove palestinos de mesma família, sendo sete crianças, morreram hoje após um ataque aéreo da aviação israelense, de acordo com autoridades médicas da FAIXA DE GAZA. Também hoje foram encontrados corpos de 16 pessoas mortas em ataques aéreos ocorridos domingo – dia mais sangrento desde o início da ofensiva militar israelense. Com isso, o número de mortos chega a 502 e não pára de crescer. As forças militares israelenses tiveram 25 baixas. O Conselho de Segurança das Nações Unidas manifestou preocupação com o número crescente de mortes na FAIXA DE GAZA e lançou um apelo por um cessar-fogo imediato. 

2 015      :     -     TERÇA-FEIRA
ORITIA ABREU SERAFIM manda-me imagens de dona BIANCA MORANDI TELLES RUDGE, que hoje está completando 107 anos de idade. Coloco-as em meu blog e também no facebook.
107 a. nasce BIANCA MORANDI TELLES RUDGE. Bianca Morandi Telles Rudge, portadora da cédula de identidade RG n. 1.011.012, nasceu em São Paulo, Capital, aos 21 de julho de 1908. Sua mãe se chamava Assumpta  Valdinocci Morandi e seu pai Lincoln Morandi, e eles eram italianos. Estudou em São Paulo em um colégio italiano. Passou sua adolescência na cidade de Santos, onde seu pai era agente de uma Cia de Navegação. Ao regressar à São Paulo, com vinte anos aproximadamente, conheceu seu futuro marido, Antonio Telles Rudge. Por ocasião de seu noivado, estourou a Revolução de 1932. Com muita tristeza, Bianca assistiu da janela de sua casa, na Alameda Barão de Limeira, em São Paulo, os jovens se reunirem para realizar o alistamento. Antonio Telles Rudge logo se alistou como voluntário no movimento revolucionário, e, já no dia 12 de julho, três dias após o início da revolução, estava à caminho do combate, servindo no Batalhão Romão Gomes. A despedida foi muito triste, pois não sabia se seu noivo iria voltar com vida ou não. Bianca resolveu ajudar na revolução da maneira que podia e sabia. Tinha poucas jóias, que foram doadas. Sabia costurar, então foi, juntamente com várias outras moças e senhoras, confeccionar “saquinhos de primeiros socorros”, malhas, gorros e luvas de lã para o frio. Todo este material era enviado aos combatentes. O local em que Bianca trabalhava costurando era no antigo Cine República, na Praça da República, em São Paulo. Bianca conta que o movimento paulista foi extremamente contagiante, e que todos lutavam juntos por uma causa, por um Brasil melhor e democrático. Felizmente seu noivo Antonio voltou vivo, eles se casaram e tiveram dois filhos, Antonio Carlos e Maria Helena. Sua filha em setembro de 2012 manda correspondência para o MMDC a fim de que sua mãe seja condecorada na Assembléia Legislativa em 1º de outubro de 2012. “Bianca hoje possui 104 anos, está bem de saúde, porém com algumas limitações que a idade lhe impõe. Mora atualmente na cidade de Bauru, SP, juntamente com sua filha, netos e bisnetos. Este é o breve relato da vida de Bianca, que encaminho à Sociedade Veteranos de 32 –MMDC, para conhecimento e análise de possível recebimento de mérito.” (Ana Helena Rudge de Paula Guimarães - neta de Bianca Morandi Telles Rudge).

A tarde é fria, bastante desagradável. No Obelisco, assino os diplomas das medalhas que serão entregues no dia 23 de julho em solenidade que acontecerá no SOLO SAGRADO (patrocínio do 50º BPMM), bem como os relacionados com a solenidade marcada para o dia 31 de julho, no 1º BPMI, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.
O MARCELO torna-se nosso associado. Ele mostra um capacete de fibra, uma réplica muito bem feita daquele usado em 1932. Também é sua criação a réplica de um cinto de 1932. Demonstra gastar do episódio da revolução de 32, inclusive tem tatuado no corpo algo que relembra aqueles acontecimentos. Tem contato com a ORÍTIA, com o RICARDO DELLA ROSA, WILLIAM MASCARENHAS e outras pessoas que pertencem ao MMDC.
MARINEI tem problemas sérios com o trânsito. Ela prefere fugir de um congestionamento muito grande na 23 de maio e toma o caminho da Avenida BRIGADEIRO LUIZ ANTÔNIO. Depois vai pela Avenida CELSO GARCIA. Chegamos em GUARULHOS antes das 18 horas.    

A Justiça decretou nesta tarde a prisão temporária de dois acusados de envolvimento na morte da analista de sistemas CONSUELITA FREITAS, de 43 anos, na manhã de domingo, na altura do km 87,5 da FERNÃO DIAS, em GUARULHOS, no limite com SÃO PAULO. Uma adolescente de 17 anos também é suspeita de ter participado do crime.
CONSUELITA foi alvejada no peito e seu marido, LEONARDO FERREIRA DE FREITAS, de 46 anos, levou um tiro de raspão no braço, enquanto pedalavam pelo acostamento da rodovia. As duas bicicletas acabaram roubadas na ação.
De acordo com o delegado ADILSON DA SILVA AQUINO, seccional de GUARULHOS, IGOR TENÓRIO DOS SANTOS e LEONARDO DA SILVA SOUZA, ambos de 19 anos, teriam participado diretamente do crime e contaram com a ajuda da garota. Segundo o policial, ainda não se sabe qual foi a atuação da adolescente durante o assalto.
ÍGOR e LEONARDO, que já foram presos outras vezes, ostentavam nas redes sociais os produtos de seus roubos. Hoje, homens do GARRA, da Polícia Civil, foram à FAVELA SÃO RAFAEL, à beira da FERNÃO DIAS, na tentativa de encontrar os três.
Conforme o delegado, moradores da favela tentaram convencer o trio a se entregar e forneceram informações aos policiais sobre os assaltantes. Os três, entretanto, fugiram e não haviam sido capturados ainda.
O delegado ainda disse que os criminosos não tinham noção do valor das bicicletas, avaliadas em torno de 20 mil reais cada uma - os veículos ainda não foram recuperados pela polícia. O casal participava de competições e por isso costumava pedalar da VILA LAÍS, na região da PENHA, na zona leste da capital, até ATIBAIA, no interior, para treinar. (extraído da reportagem de FILIPE SANSONE, para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Um adolescente morreu e outros três foram apreendidos após uma perseguição da polícia o final da madrugada, na região de ITAQUERA. Dois dos menores estão internados em estado grave e com escolta policial no hospital. O grupo roubou um HONDA FIT, cor cinza escuro, na porta da casa da vítima, que não teve o nome e a idade revelados, no próprio bairro de ITAQUERA, na noite de ontem.
Por volta das 5 horas de ontem, o bando passava pela Avenida NAGIB FARAH MALUG, no bairro COHAB 2 ITAQUERA, quando cruzou com uma viatura da Policia Militar. Assustado, um dos garotos que dirigia o carro (de 17 anos) teria acelerado para fugir.
A perseguição durou pouco, pois, na altura do número 1500 da NAGIB FARAH MALUF, próximo da Estação JOSÉ BONIFÁCIO, o adolescente teria perdido o controle da direção e batido com força na traseira de um micro-ônibus. O impacto foi tão forte que a frente do FIT ficou destruída. O adolescente YAGO RANGEL, de 17 anos, que estava no banco traseiro, morreu no local.



21/07/2015
  às 19:04 \ CorrupçãoMinistérios

44% dos ministros de Dilma são acusados de corrupção: reforma ministerial já!

A impopularíssima Dilma Rousseff tem uma oportunidade nas mãos após Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente da Câmara dos Deputados, começar um processo de implosão por narcisismo. Ela pode fazer uma ampla reforma ministerial na tentativa de chacoalhar o governo e sair do lamaçal de impopularidade em que se encontra.
De acordo com estudo dos cientistas políticos Marcelo Camerlo e Aníbal Pérez-Liñan, presidentes com baixo apoio popular tendem a realizar reformas ministeriais “uniformes” – trocando tanto ministros partidários quanto ministros “técnicos”. Será este o caso de Dilma? Caso ela esteja seriamente comprometida a combater corrupção – frase que soa risível –, poderia fazer uma reforma ministerial diferente, mesmo sob impopularidade recorde. Poderia começar demitindo 17 de seus 38 ministros, pois eles são acusados de atos corruptos. É um número chocante: trata-se de 44% dos políticos mais próximos à presidente.
Cito três casos emblemáticos. O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini (PT), tem longa história com atos corruptos. Em 2010, a repórter Laura Diniz escreveu que dirigentes da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo lesaram milhares de associados, para montar um esquema de desvio de dinheiro que abasteceu a campanha de Lula em 2002 e encheu os bolsos de dirigentes do PT. Berzoini era um dos dirigentes do Bancoop. Ao menos 31 milhões de reais foram sacados na boca do caixa, de acordo com a reportagem, baseada em investigação do Ministério Público. Dentro desse esquema, Berzoini, à época Ministro do Trabalho, foi acusado de prejudicar fundos de pensões estatais para ajudar a cooperativa.
Gilberto Kassab (PSD), ministro das Cidades e ex-prefeito de São Paulo, foi chamado por Dilma para formar uma coalizão, com o PROS de Cid Gomes, que fizesse frente ao PMDB. Não deu certo. Em seu mandato como prefeito, Kassab foi acusado de não apurar atos corruptos de fiscais da máfia do Imposto Sobre Serviços (ISS). Além disso, o líder desta máfia teria dito, de acordo com uma testemunha, que o ex-prefeito recebeu uma “fortuna” da Controlar, empresa responsável pela inspeção veicular em São Paulo.
Por sua vez, Eduardo Braga (PMDB), ministro de Minas e Energia, foi acusado de crime eleitoral quando era governador do Amazonas em 2008. Ele teria enviado 15 policiais militares para fazer a segurança pessoal de um candidato a prefeito que apoiava. (Quando governador de Alagoas, Fernando Collor – sempre elle! – foi acusado pelo mesmo crime. A história completa está no excelente “Instinto de Repórter” de Elvira Lobato.)
Dos 13 ministros petistas, 5 são acusados de corrupção. São eles o já mencionado ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante; o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva; o ministro da Saúde, Arthur Chioro e o ministro da Defesa, Jaques Wagner.
4 ministros do PMDB – de um total de 6 – são acusados de atos corruptos. São eles o ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo; o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha; o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga; e o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho.
Espantosamente, os oito ministros de outros partidos políticos são todos acusados de corrupção. A lista é: Gilberto Kassab (PSD, Cidades); Aldo Rebelo (PC do B, Ciência e Tecnologia);Armando Monteiro (PTB, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); George Hilton (PRB, Esporte); Gilberto Occhi (PP, Integração Nacional); Manoel Dias (PDT, Trabalho e Emprego); Antonio Carlos Rodrigues (PR, Transportes) e Guilherme Afif Domingos (PSD, Secretaria de Micro e Pequena Empresa).
Os 12 ministros restantes – à exceção da ministra da Agricultura Kátia Abreu (PMDB), não têm filiação partidária nem são investigados por corrupção.

2 016      :      -     QUINTA-FEIRA               
No horário das 8:30 horas, uma viatura do 8º BPMM vem me buscar a fim de me levar até o PARQUE SÃO JORGE. Essa Unidade está completando 46 anos de criação e, na solenidade de aniversário, no salão de festas do CORINTHIANS, serão condecoradas várias autoridades, com medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (CONSTITUCIONALISTA) e do nosso núcleo MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”                                                                                                                         
Com o trânsito muito bom nesse horário, chegamos em quinze minutos  no PARQUE SÃO JORGE.
Sou recepcionado por oficiais do 8º BPMM e ali já encontro o nosso associado MAURÍCIO KIRILOS. Aos poucos vão chegando as autoridades que serão homenageadas nesta manhã.
Na Mesa Diretora dos Trabalhos vamos encontrar o Desembargador JOSÉ RENATO NALINI, que a preside. O Deputado Federal MAJOR PM OLÍMPIO GOMES também está presente. 
São entregues medalhas de outras instituições, além das que dizem respeito à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. As pessoas indicadas para receberem a CONSTITUCIONALISTA e “HERÓIS DE 32” são as seguintes:
Medalha Constitucionalista

1
Ten Cel PM Marcelo Maschietto
2
Maj PM Alessandra Pontes Dabague
3
Cap PM Alexandre Leão Lucchesi
4
1º Ten PM Anselmo Oleari Bianchini
5
1º Ten PM Vanderlei Pereira de Souza
6
1º Ten PM Francine Lopes de Almeida Vidal
7
Cb PM 104079-A Reginaldo da Costa Manzotti 4ª Cia
8
Cb PM 990356-9 Fernando Hidalgo 4ª Cia
9
1º Sgt PM 920115-7 Robson Ferreira Alves
10
3º Sgt PM 104904-6 Eduardo Aparecido Alves Filho
11
2º Sgt 973898-3 Robson Alfredo Messias da Silva
12
Sd PM 132453-0 Renan Roseiro
13
Cb PM 966808-0 Fabio Vicente Nunes
14
Sd PM 116607-7 Paulo Brito Lafani
15
Cb 964485-7 Ivan Vieira Brussolo
16
1º Sgt PM Edmilson Barcauscas
17
3ª Sgt PM Patrícia Rodrigues Santos
18
3º Sgt PM Fernando Matias Guimarães
19
3º Sgt PM Rômulo Augusto da Silva
20
Cb Luciana Adriano Da Silva
21
Cb PM Alexandre Carramillo (FT)
22
Sd PM Deverson Ferreira Gomes (2ª Cia)
 MEDALHA HERÓIS DE 32 (indicados) 
1- Cel PM Francisco Batista Leopoldo Jr.  ( CPI-8 ) 
2- Cel PM Paulo de Tarso Augusto Júnior ( DFP) 
3- Ten Cel PM Antônio Aparecido Delafina  (21º BPM/M) 
4- Ten Cel PM Sérgio Watanabe ( CPA/M-11) 
5- Major PM Silvio Ricardo Bittencourt (CPA/M11) 
6- Major PM Claudio José Marangon (CPA/M-11) 
7- 1º Ten PM Jason de Moraes Teixeira  (CPA/M-11 ) 
8- 2º Sgt PM Thalita Monteiro Rebello Taketomi (CPA/M-11) 
9- 1º Sgt PM Karina Carla de Carvalho (CPA/M-11) 
10- Sub Ten PM Marcelo Cardozo Marino  (CPA/M-11) 
11- Cb PM Eliana de Freitas Gomes  (CPA/M-11) 
12- Cap PM Rodrigo da Silva Vianna (CPA/M-11) 
13- Cap PM  Ricardo Santos Medeiros (CPA/M-11) 
14- Cap PM Márcio Castro Roberto (CPA/M-11) 
15- Cb PM Ricardo Santos Tormente (CPA/M-11) 
                               MEDALHA CASTELO BRANCO (indicados) 
  1- Dr. José Renato Nalini (Secretario da Educação) 
2- Cel PM Dimitrius Fyskatoris (Cmt CPC) 
3- Cel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana 
4- Cb PM Jonathan Gisley da Cunha( APMTJ) 
5- Major PM Vladimir Reis  da Silva (APMBB) 

Após o encerramento do evento, vamos permanecer no Salão Nobre do ESPORTE CLUBE CORINTHIANS durante um bom tempo. Há o congraçamento dos homenageados e surgem idéias de futuras solenidades.
Uma viatura leva-me até o MUSEU MILITAR. Hoje, encontro em seu gabinete o Diretor do Museu, CORONEL PM GALDINO. Conversamos durante alguns instantes sobre a difícil empreitada do CORONEL PM GALDINO à testa do Museu. Ele tem ótimas idéias e parece que irá coloca-las em prática em médio espaço de tempo.
MARINEI CHALUB elaborou o roteiro da solenidade de amanhã no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. Serão agraciados alguns associados com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA.
Ela conta que acontece mais uma situação preocupante em sua família. A mãe do WANDER teve um princípio de AVC, mas ela ainda não sabe a extensão desse problema.
A situação financeira da Sociedade pode se tornar crítica. Um bom número de associados não pagou o último boleto. Vamos então lançar a entrega da MEDALHA DRÁUSIO para a data de 26 de agosto.
Apesar de estar residindo agora na VILA MADALENA, MARINEI faz questão de me transportar até GUARULHOS.

Depois de dez dias de angústia, a família de AMANDA MIRANDA, de 26 anos, recebeu a notícia de que a jovem morreu na PRAIA GRANDE. Moradora de SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABCD, ela teve o corpo reconhecido na última quarta-feira, dia 20 de julho, no IML da BAIXADA SANTISTA.
AMANDA desapareceu no dia 11, após ter-se desentendido com parentes, conforme revelou o jornal “ABCD MAIOR”; e já no dia seguinte ao sumiço, moradores do bairro GUILHERMINA, na cidade do litoral sul, passavam pela orla da praia, por volta das 6 horas, e a avistaram já sem vida.
“Ela teve uma discussão em casa e disse que iria embora para nunca mais voltar”, relatou ÉRIKA PAIÃO, prima de AMANDA, ao jornal.
Conforme as autoridades, a jovem foi achada sem documentos e vestida. Como não havia ferimentos aparentes, a causa da morte ainda não foi determinada. Só com o laudo do IML, é que essa resposta será dada à família.
Assim que a prima da vítima ficou sabendo do sumiço, começou a fazer uma campanha nas redes sociais para localizá-la. “Em menos de 24 horas tivemos mais de mil compartilhamentos”, relatou.
Em uma das mensagens que recebeu, ÉRIKA leu uma matéria da imprensa da PRAIA GRANDE informando que a polícia havia achado um corpo com as mesmas características de AMANDA. A partir deste momento, os familiares se dirigiram ao litoral para fazer o reconhecimento.
“Se não tivéssemos achado a tempo, ela seria enterrada como desconhecida”, falou ÉRIKA ao ABCD MAIOR.
Por meio da SSP, a Superintendência Técnico Científica informou que o corpo da jovem foi liberado na última quarta-feira, após identificação da família. O caso foi registrado no 1º DP de PRAIA GRANDE. A principal suspeita dos investigadores é de afogamento. No FACEBOOK, os parentes disseram que o sepultamento de AMANDA foi realizado hoje, às 12:30 horas, em um cemitério de SÃO BERNARDO.

Responsável pela investigação do desaparecimento de KAUÃ GABRIEL DE JESUS, de 1 ano e 6 meses, em GUARULHOS, na região metropolitana, o delegado MILTON BURGESE OLIVEIRA afirmou hoje ao DIÁRIO DE SÃO PAULO que o menino, provavelmente, foi colocado em um carro antes de sumir.
A suspeita do policial se dá após cães da Guarda Civil Municipal da cidade terem cheirado roupas e sapatos do menino e, depois, percorrido o trajeto dele duas vezes, de forma idêntica.
“Em um intervalo de meia hora, os cachorros repetiram o caminho que o KAUÃ percorreu com a possível sequestradora. Quando os cães chegavam na rua, ficavam desorientados pelo fato de terem perdido o faro. Portanto, pode significar que ali ele tenha sido colocado em um carro”, disse o delegado do 7º DP.
Os cães foram acionado após uma informação de que o menino estaria brincando próximo a um córrego antes de sumir. “Mas em nenhum momento os cachorros se dirigiram até o rio. Então, essa hipótese de afogamento enfraqueceu”.
KAUÃ desapareceu na terça-feira, dia 19, quando brincava na porta de casa, no bairro SOBERANA. Testemunhas relataram ter visto a criança com uma mulher. Porém, até hoje, não havia pistas desta suspeita.

Sete pessoas morreram depois de um incêndio que destruiu, nesta madrugada, parte da unidade do Centro NOVOS HORIZONTES, casa de reabilitação para dependentes químicos, em ARROIOS DOS RATOS, cidade localizada a 70 quilômetros de PORTO ALEGRE.
Seis das vítimas morreram no local e uma a caminho do hospital. Outras 11 pessoas receberam atendimento médico e foram levados para o Pronto Socorro da capital gaúcha.
Três pessoas foram presas em flagrante. Os detidos, conforme a Polícia Civil, são o supervisor, o coordenador e um monitor da clínica que estava com a chave do local onde as vítimas estavam trancadas.
O delegado PEDRO URDANGARIN efetuou as prisões em flagrante após constatar os crimes de homicídio qualificado com dolo eventual, cárcere privado e omissão. Os nomes dos presos não foram divulgados.
“Era uma área isolada, um centro de observação onde o residente chega e é colocado ali para avaliação mais detalhada. Foi muito rápido. Uma cena de terror. Muito triste. Nunca tinha visto uma coisa dessas”, disse o monitor voluntário MILTON LIMA, segundo o jornal ‘O GLOBO’. Cerca de 40 internos estavam no local na hora em que o fogo teve início, por volta de 1 hora.
De acordo com informações da BRIGADA MILITAR, o incêndio ocorreu em uma área destinada a pessoas internadas em início de tratamento.
Segundo LIMA, existe a suspeita de que os dependentes podem ter planejado uma rebelião para conseguir escapar do local.  

O ministro provisório das Relações Exteriores, José Serra, parece querer levar o Brasil ao isolamento diplomático. Justamente no cargo que exige diplomacia, Serra tem sinalizado através de notas contrárias ao posicionamento dos países que declaram não reconhecer o governo ilegítimo de Michel Temer.
Seguindo a linha de partir para o confronto, Serra acaba de encomendar estudos para analisar o custo e a utilidade dos postos diplomáticos abertos nos governos Lula e Dilma Rousseff para, eventualmente, pedir o fechamento de alguns deles. O estudo será elaborado pelo próprio Itamaraty. O alvo são embaixadas e consulados abertos na África e no Caribe nos últimos anos.
O Itamaraty sofreu com sucessivos cortes e contingenciamento de gastos nos últimos anos. A participação do orçamento do Itamaraty no total do Executivo, que já era pequena, caiu a quase a um quarto em 2015 em relação a 2003 – de 0,5% para 0,13%.
Trata-se da segunda medida de Serra que diverge da política externa dos governos petistas. Na semana passada, o Itamaraty emitiu duas notas rechaçando o que chamou de “falsidades” propagadas por Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua, que haviam questionado a legalidade do afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Os países bolivarianos eram aliados da administração petista.
A abertura de embaixadas e postos em países pobres, principalmente da África e do Caribe, foi uma marca do governo do ex-presidente Lula, que abriu 17 embaixadas e fez inúmeras viagens a países africanos. Não é certo que o estudo vá resultar em fechamento de postos. Fechar embaixadas gera grandes despesas por causa de ações trabalhistas de funcionários e rompimentos de contratos. Haverá avaliação do custo-benefício. (Folhapress)
Ontem, a presidente Dilma divulgou uma nota repudiando as últimas declarações de Serra. Eis um trecho da nota:
“Forças partidárias, como as que pretendem agora conduzir a política externa brasileira – tradicionalmente submissas às grandes potências – não têm autoridade política ou moral para invocar o princípio da soberania, sobretudo quando têm costumeiramente praticado a ingerência nos assuntos internos de outros países da região.”
O ministro provisório das Relações Exteriores, José Serra, parece querer levar o Brasil ao isolamento diplomático. Justamente no cargo que exige diplomacia, Serra tem sinalizado através de notas contrárias ao posicionamento dos países que declaram não reconhecer o governo ilegítimo de Michel Temer.
Seguindo a linha de partir para o confronto, Serra acaba de encomendar estudos para analisar o custo e a utilidade dos postos diplomáticos abertos nos governos Lula e Dilma Rousseff para, eventualmente, pedir o fechamento de alguns deles. O estudo será elaborado pelo próprio Itamaraty. O alvo são embaixadas e consulados abertos na África e no Caribe nos últimos anos.
O Itamaraty sofreu com sucessivos cortes e contingenciamento de gastos nos últimos anos. A participação do orçamento do Itamaraty no total do Executivo, que já era pequena, caiu a quase a um quarto em 2015 em relação a 2003 – de 0,5% para 0,13%.
Trata-se da segunda medida de Serra que diverge da política externa dos governos petistas. Na semana passada, o Itamaraty emitiu duas notas rechaçando o que chamou de “falsidades” propagadas por Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua, que haviam questionado a legalidade do afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Os países bolivarianos eram aliados da administração petista.
A abertura de embaixadas e postos em países pobres, principalmente da África e do Caribe, foi uma marca do governo do ex-presidente Lula, que abriu 17 embaixadas e fez inúmeras viagens a países africanos. Não é certo que o estudo vá resultar em fechamento de postos. Fechar embaixadas gera grandes despesas por causa de ações trabalhistas de funcionários e rompimentos de contratos. Haverá avaliação do custo-benefício. (Folhapress)
Ontem, a presidente Dilma divulgou uma nota repudiando as últimas declarações de Serra. Eis um trecho da nota:
“Forças partidárias, como as que pretendem agora conduzir a política externa brasileira – tradicionalmente submissas às grandes potências – não têm autoridade política ou moral para invocar o princípio da soberania, sobretudo quando têm costumeiramente praticado a ingerência nos assuntos internos de outros países da região.”

Dez brasileiros foram presos, hoje, suspeitos de planejar ataques terroristas durante os JOGOS OLÍMPICOS DO RIO, que começam no próximo dia 5 de agosto. Outras duas pessoas seguiam foragidas até esta noite.
Agentes de segurança vinham monitorando cem pessoas que manifestaram simpatia ao ESTADO ISLÂMICO, radicais que vêm realizando ataques em países como SÍRIA, IRAQUE e na FRANÇA. Os doze suspeitos alvos dos mandados de prisão fazem parte deste grupo.
A ação aconteceu no AMAZONAS, PARAÍBA, CEARÁ, MINAS GERAIS, GOIÁS, RIO GRANDE DO SUL, PARANÁ e SÃO PAULO. Os nomes dos investigados, que ficarão presos sob custódia da PF por pelo menos 30 dias, não foram revelados. Mas entre os detidos, um morava na zona leste da capital paulista, outro em GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO, e em CAMPINAS e AMPARO.
Segundo o Ministro da Justiça, ALEXANDRE DE MORAES, o serviço de inteligência brasileiro detectou que o grupo passou de simples comentários, via aplicativos de mensagens, a “atos preparatórios” de ataques.
MORAES disse que integrantes da quadrilha fizeram juramento de lealdade ao ESTADO ISLÂMICO pela internet.