sábado, 28 de janeiro de 2017

26 DE JANEIRO DE 2017 - QUINTA-FEIRA

25 DE JANEIRO DE 2017 - MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32 - MARTA LÍLIA PORTA RECEBE O COLAR DA VITÓRIA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.

Assunto: Enc: QUANDO SE DUVIDA DA JUSTIÇA É O CAOS

QUANDO SE DUVIDA DA JUSTIÇA É O CAOS
Vou começar este artigo por um dos mais célebres pensamento de Aristóteles: “A base da sociedade é a justiça; o julgamento constitui a ordem da sociedade: ora o julgamento é a aplicação da justiça”.
Faleceu sua Excelência o Ministro TEORI-ZAVASCKI. Criou-se o caos e medo na sociedade brasileira.
Há um temor generalizado quanto ao destino da LAVA JATO. Qual o ministro que passará a ser relator? Sente-se que há um grande grupo de brasileiros temerosos com o possível escolhido.
Quando não se confia em todos os Ministros do STF a sociedade treme, pois sua base não merece confiança.
Platão, (348 aC) já afirmava: “O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis.” Há grande desconfiança da existência de Ministros do STF que fazem favores e se é verdade qualquer julgamento corre perigo de fazer uma injustiça, pois é a negação da JUSITIÇA.
O BRASIL ESTÁ NAS MÃOS DA GRANDE MINISTRA CARMEM LUCIA. QUANTA PRESSÃO ELA RECEBE PARA NOMEAR UM MINISTRO QUE FAZ FAVOR?
TODOS ESTÃO CERTOS DE QUE SEREMOS SALVOS.
Prezada Ministra CARMEM LÚCIA. A senhora tem o malhete da JUSTIÇA NA MÃO. BATA COM FORÇA E SEJA AQUELA MULHER QUE SEGUE Charles Chaplin:
“A SENHORA E A NOSSA BELA ESPERANÇA!
GRUPO GURARAPES
GENERAL DE DIVISÃO REFORMADO E
COORDENADOR TORRES DE MELO







DIA VINTE E SEIS DE JANEIRO DE 2017 – QUINTA-FEIRA
80 ANOS E 30 DIAS DE IDADE –
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
DIA 201º DO ANO 67º - MÊS 7º
58 anos e 234 dias na PMESP
57 anos e 346 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 21 004 dias – 501 020 horas.
53 anos e 141 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
28 anos e 317 dias no Posto de Coronel – 346 meses e 14 dias.
5 anos e 202 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 079 dias CORONEL - 25 anos e 43 dias na reserva.
11 263-664 976                    11 079-259 444                                   10 805-253 020.
DIA DA REPÚBLICA DA ÍNDIA
DIA DA AUSTRÁLIA
DIA DE SÃO TIMÓTEO. Nasceu em LISTRA. Seu pai era grego e sua mãe, judia. Ele acompanhou SÃO PAULO, que o batizou, em suas viagens apostólicas por FILIPOS, TESSALÔNICA, ATENAS, CORINTO, ÊFESO e ROMA. SÃO PAULO lhe escreveu duas Epístolas nas quais o chama de discípulo caríssimo, amado filho e irmão. Foi o primeiro bispo de ÉFESO no ano de 66 e morreu apedrejado e espancado por pagãos, em 97. SÃO TITO, também convertido por SÃO PAULO, acompanhou-o em algumas viagens e realizou missões delicadas em CORINTO.

471 a. da cidade de SANTOS, em 26 de janeiro de 1546. O local da fundação é o OUTEIRO DE SANTA CATARINA, um monte situado perto da sede da Prefeitura. A precisa localização da cidade deve-se à previdência de seu fundador, BRÁS CUBAS. Ele chegou de PORTUGAL em 1532 com MARTIM AFONSO DE SOUZA, governador da Capitania de SÃO VICENTE. BRÁS CUBAS ganhou umas terras e comprou outras, e acabou construindo sua casa ao lado do outeiro. O porto do que seria SANTOS já existia: ficava onde hoje é a PONTA DA PRAIA. SÃO VICENTE era uma vila. As tripulações das naus ancoravam no porto do que seria SANTOS e, para tudo, tinham de ir a SÃO VICENTE.
BRÁS CUBAS achou que o porto, onde estava, era vulnerável. Acabou por mudá-lo, em 1541, para os fundos da ilha de SÃO VICENTE (onde fica SANTOS), às margens do canal que hoje segue para SANTOS e GUARUJÁ. O novo porto ficou a poucos metros da casa de BRÁS. Em 1546 (ou perto disso, a documentação se perdeu) tornou-se vila; em 26 de janeiro de 1839, cidade. Em 1543, BRÁS CUBAS construiu ali o primeiro hospital do continente, a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE TODOS OS SANTOS. Daí surgiu o nome do local.
Principal e mais populosa cidade na BAIXADA com 420 mil habitantes. SANTOS ainda tem o título de ser o maior porto da AMÉRICA LATINA. Nele, por volta de 30% do comércio exterior do país são realizados nos seus 13 quilômetros de costados. Em 2006 está sendo anunciada a instalação de uma unidade de negócios de gás e petróleo da PETROBRÁS em SANTOS.
452 a. LÓPEZ DE LEGAZPI toma posse da ilha de GUAM, a dos ladrões, no arquipélago das MALVINAS, em 26 de janeiro de 1565.
421 a. da morte de FRANCISCO DRAKE, em 26 de janeiro de 1596, a bordo de seu navio, em PORTOBELO. Foi herói da Marinha da INGLATERRA. Em 1557 abordou as costas do BRASIL, da ARGENTINA, do CHILE e do PERU.
363 a. da assinatura da capitulação da CAMPINA DA TABORDA, na GUERRA HOLANDESA, em 26 de janeiro de 1654. Cinco anos depois de serem derrotados na Segunda Batalha de GUARARAPES, os holandeses, sob o comando do GENERAL SIGMUND VON SCHKOPPE, assinam um documento de rendição, pondo fim à ocupação do BRASIL. Eles se comprometiam a entregar a cidade de RECIFE e todas as fortalezas que estavam em seu poder. Foram necessárias 62 horas de negociações para chegar ao acordo e o país finalmente ficar livre da invasão holandesa à região de PERNAMBUCO que havia começado em 1630. Fim da INVASÃO HOLANDESA. Em 26 de janeiro de 1654, após 24 anos, a HOLANDA deixava o Nordeste brasileiro. A tomada de OLINDA e RECIFE pela COMPANHIA HOLANDESA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS, facilitadas pela comunidade judaica local, visava controlar não apenas o comércio como também a produção do açúcar – atividade lucrativa de que os europeus não dispunham. Até 1640, os portugueses não combateram as transformações em curso no litoral nordestino. No entanto, com o fim da UNIÃO IBÉRICA, PORTUGAL saiu do domínio espanhol e precisou retomar suas fontes de renda. Durante quatorze anos o país lutou pela expulsão dos holandeses, contanto, ao final, com o apoio da INGLATERRA. 
318 a. Após terminar a guerra turco-austríaca (1593-1648), é escrita a PAZ DE KARLOWITZ, em 26 de janeiro de 1699. Os turcos perdem a maior parte de seus territórios na EUROPA, como a HUNGRIA, a TRANSILVÂNIA e a UCRÂNIA. Os turcos só conservariam o BANATO DE TEMESVAR, região que eles perderiam 19 anos depois. Um tratado de paz é assinado entre o IMPÉRIO OTOMANO e uma liga formada por ÁUSTRIA, POLÔNIA, VENEZA e RÚSSIA. Por sua vez, a ÁUSTRIA tornou-se uma potência.
253 a. nasce JEAN BAPTISTE BERNADOTE, em 26 de janeiro de 1764. Mariscal francês que chegou a ser rei da SUÉCIA e NORUEGA.
229 a. ALMIRANTE ARTHUR PHILLIP desembarca com 11 navios britânicos na colônia de NOVA GALES DO SUL, em 26 de janeiro de 1788, no litoral leste da AUSTRÁLIA, onde hoje fica SIDNEY. A data, comemorada como o DIA DA AUSTRÁLIA, simboliza a fundação do país, com o primeiro grupo de europeus a se estabelecer por lá. O militar inglês é empossado como governador.
194 a. da morte do cientista EDWARD JENNER, em BEKERLY, INGLATERRA, no dia 26 de janeiro de 1823. Nasceu na mesma cidade, em 17 de maio de 1749. Descobriu a vacina contra a varíola, recebendo do Parlamento britânico dez mil libras de recompensa.
193 a. REI FERNANDO VII decreta, em 26 de janeiro de 1824, que não se negocie com os rebeldes das colônias espanholas na AMÉRICA ao reconhecimento de sua independência.
172 a. nasce JÚLIO CÉSAR DE NORONHA, em 26 de janeiro de 1845, ministro da Marinha no governo de RODRIGUES ALVES. Falece no RIO DE JANEIRO a 11 de setembro de 1923.     
153 a. nasce ÁLVARO GOMES DA ROCHA AZEVEDO em 26 de janeiro de 1864. Abolicionista, propagandista da República e secretário da Fazenda no governo WASHINGTON LUÍS, foi também vereador, prefeito de SÃO PAULO e Ministro do TRIBUNAL DE CONTAS. Morreu em 30 de outubro de 1942.
139 a. nasce o segundo filho da PRINCESA ISABEL e do CONDE D´EU, DOM LUÍS DE ÓRLEANS E BRAGANÇA, em PETRÓPOLIS, em 26 de janeiro de 1878. Seu irmão mais velho chamava-se PEDRO, PRÍNCIPE DO GRÃO-PARÁ, nascido em 15 de outubro de 1875. Seu irmão mais novo nasceu em PARIS, no dia 9 de agosto de 1881 – ANTÔNIO, PRÍNCIPE DE ÓRLEANS E BRAGANÇA.
137 a. nasce DOUGLAS Mac ARTHUR, em 26 de janeiro de 1880. General dos EUA que negociou a rendição do JAPÃO em 1945.
119 a. publicações principais do jornal DIÁRIO POPULAR em 26 de janeiro de 1898: o governo declarou ao diretor geral dos telégrafos, à vista do que expendeu em seu ofício de dezembro último, que ficam sem nenhum efeito as disposições do aviso autorizando a abrir concorrência para o serviço telefônico entre a Capital Federal e a cidade de SANTOS.
Durante o ano findo foram registrados no cartório civil de LORENA, 334 nascimentos, 387 óbitos e 52 casamentos.
Teve toda a pompa a festa de SÃO PAULO, realizada ontem na Catedral da SÉ. Às 5 horas da tarde saiu imponente procissão, que percorreu várias ruas acompanhadas por grande multidão, reinando em todo o percurso a maior ordem.
O doutor RUY BARBOSA, convidado pela viúva do MARECHAL CARLOS MACHADO BITTENCOURT para acusar perante o júri os autores e cúmplices do assassinato do seu esposo, escreveu-lhe uma carta declinando desse convite.
Está encarregado de redigir o relatório da autópsia do cadáver de MARCELINO BISPO DE MELO, o senhor BARATA RIBEIRO.
Prosseguem com grande entusiasmo os festejos oficiais e populares do RIO GRANDE DO SUL em honra ao doutor JÚLIO DE CASTILHOS e pela posse do seu substituto.  
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 26 de janeiro de 1899: o doutor GOMES CARDIM entregou na Relação as razões do recurso eleitoral interposto da posse dada, pela Câmara Municipal da capital, aos respectivos vereadores, com exclusão do seu nome. O recorrente quer fazer computar no número dos votos que lhe devem caber, 108 na 8ª Secção do BRÁS.
A Câmara, em sessão, resolveu nomear um representante a fim de expor ao governo a impossibilidade em que se acha a Câmara de receber nas atuais circunstâncias e serviço de abastecimento de águas, que ainda não se acha concluído.
O prédio nº 174 da RUA DA GLÓRIA, esquina da Rua TAMANDARÉ, de propriedade de FRANCISCO VIOLA, desabou ontem à tarde em conseqüente de violento temporal, arrastando na queda mais quatro casas do mesmo proprietário. Os moradores tiveram tempo de fugir, não tendo havido desastres pessoais.
Chamamos a atenção de nossa Câmara Municipal para o estado lastimável em que se acha o Chafariz do MORINGUINHO. Está completamente inundado de água e uma de suas paredes ameaça desabar. Uma medida pronta será de toda conveniência de se tomar, evitando assim algum desastre e não ficarmos privado daquele delicioso líquido.
RIO – pescadores apanharam na PRAIA DE COPACABANA um grande tubarão. Media dois metros de comprimento tendo as barbatanas 80 centímetros e a boca outro tanto mais ou menos.
RIO – Cerca de meia noite espalhou-se a notícia da morte do VISCONDE DE TAUNAY, festejado literato. Desde que se conheceu o lutuoso acontecimento, a casa tem sido extraordinariamente visitada.    
116 a. da assunção, em 26 de janeiro de 1901, de EDUARDO VII, o ex–príncipe ALBERTO EDUARDO, duque de ROTHESAY, duque de CORNEWALL, conde de CRESTER, conde de CARRICK e DUBLIN, barão de RENFREW, lorde das ilhas e grande STEWARD da ESCÓCIA. Membro da Câmara dos Lords, Coronel honorário do 10º Regimento dos hussardos, a REI DA INGLATERRA. Nessa época, tinha falecido a RAINHA VITÓRIA.
110 a. da inauguração do MONUMENTO A BRÁS CUBAS, na Praça da República, centro de SANTOS, localizado bem defronte à alfândega, no dia 26 de janeiro de 1907. BRÁS CUBAS foi o fundador da cidade de SANTOS. O autor do monumento é o escultor italiano LOURENÇO MASSA. 
108 a. nasce AMÉRICO CALANDRIELLO, em SÃO PAULO, no dia 26 de janeiro de 1909. Combatente da Revolução Constitucionalista de 1932. Pertenceu, como voluntário, ao BATALHÃO “MARCÍLIO FRANCO”, servindo na secção de metralhadoras sob o número 43. Acantonou em SANTO AMARO, SÃO PAULO. Falece em 8 de julho de 1993. Quando seu corpo descia à sepultura, no Cemitério do ARAÇÁ, comemoravam-se os 61 anos do Movimento Constitucionalista e uma esquadrilha de aviões passava sobre o campo santo, com destino ao IBIRAPUERA, durante as comemorações do 9 de  Julho daquele ano.
106 a. (BERLIM). Os jornais de 26 de janeiro de 1911 publicam que o governo chinês solicitou em 25 de janeiro do governo alemão o envio de alguns médicos, com urgência, a fim de poder combater a peste do cólera, que se desenvolve no norte do império.
105 a. LONDRES – O secretário do ministério das colônias da ALEMANHA esteve em LONDRES, para discutir o comércio dos diamantes, e o acordo entre a INGLATERRA e a ALEMANHA relativo à partilha da AFRICA PORTUGUESA entre si. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 26 de janeiro de 1912).
105 a. nasce VICENTE LEPORACE na cidade de São Tomas de Aquino, no interior de Minas Gerais, no dia 26 de janeiro de 1912. Ainda pequeno se mudou com a família para a cidade de Franca, no interior paulista. Participou da Revolução Constitucionalista de 1932. Começou sua carreira artística em 1941, na Rádio Clube Hertz de Franca. Depois passou pelas Rádios Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro; Cruzeiro do Sul (SP); Record (SP) e Bandeirantes (SP), onde permaneceu por décadas. Também foi ator. Estreou no cinema em 1949 no filme "Luar do Sertão" e participou de muitos outros, como: "Sai da Frente (1952) e "Carnaval em Lá Maior" (1955). Após essa passagem pelo cinema, resolveu dedicar-se somente ao Rádio. Seu famoso programa era o tradicional "O Trabuco", que foi ao ar pela primeira vez em 1951, permanecendo por quase 30 anos, sempre comentando os fatos políticos do dia. Foi também apresentador do programa “Gincana Kibon”, ao lado de Clarice Amaral, na TV Record (anos 60). Programa que divulgava apresentações de crianças que freqüentavam escolinhas de Ballet, Conservatórios, etc. Não podemos esquecer que o “Gincana Kibon” sempre sorteava um aniversariante para comemorar a data com bolo gelado da Kibon, durante o programa que era sempre apresentado "ao vivo" e tinha boa audiência na época. Leporace também mantinha coluna em diversos jornais de São Paulo. VICENTE LEPORACE falece em 16 de abril de 1978. Deixa viúva dona IVONE BIASI LEPORACE (que veio a falecer em 2 de julho de 2012). No dia 1º de agosto de 2012 sua filha YVONE DE BIASI LEPORACE procura a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e pleiteia a Pensão Especial deixada pela sua mãe.
104 a, NOVA YORK – O tribunal supremo da ALBÂNIA, condenou à prisão o GENERAL SICKLES, veterano da guerra de secessão,que não soube explicar sobre o sumiço de 32.476 dólares dos fundos do comitê do monumento que foi oferecido a NOVA YORK. (Publicado na edição do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 28 de janeiro de 1913)
100 a. nasce o escritor ANTÔNIO CALLADO, em 26 de janeiro de 1917. Falece no dia 28 de janeiro de 1997.
99 a. nasce NICOLAE CEAUCESCU, no dia 26 de janeiro de 1918, ex-presidente da ROMÊNIA.
99 a. GENERAL WANNERHEIM, da FINLÂNDIA, começa a guerra de libertação de seu país contra os ocupantes russos, em 26 de janeiro de 1918.
97 a. primeiro dia em que se deixou publicar os jornais da ESPANHA, como conseqüência da implantação do descanso dominical para os jornalistas e trabalhadores de imprensa, em 26 de janeiro de 1920.
95 a. nasce o antropólogo DARCY RIBEIRO, em 26 de janeiro de 1922. Falece em 17 de fevereiro de 1997.
92 a. da GENERAL MOTORS. Em 26 de janeiro de 1925, a montadora foi registrada no 11º tabelionato de SÃO PAULO como COMPANHIA GERAL DE MOTORES DO BRASIL S.A., nome que podia ser lido na entrada do conjunto de galpões que serviu como primeira sede – montada na avenida PRESIDENTE WILSON, no bairro do IPIRANGA. De lá, o primeiro veículo a sair da linha de produção foi um pequeno furgão, que ficou pronto em setembro daquele ano. Por muitos anos, todas as peças foram importadas e montadas na unidade paulistana. A partir dali, as atividades da fábrica ganharam um ritmo mais acelerado. Para se ter uma idéia, dois anos depois a produção de veículos com a marca CHEVROLET chegava a 27 mil unidades. Ainda era 1927 quando a montadora – que passava a se chamar GENERAL MOTORS OF BRAZIL – iniciou as obras para a construção de uma nova fábrica, em SÃO CAETANO DO SUL, em um terreno que ficava ao lado da via férrea que ligava a Capital paulista ao porto de SANTOS. A trajetória crescente de vendas foi interrompida com a quebra das bolsas de valores de NOVA YORK e CHICAGO, em 1929. Com o declínio, apenas 4.051 carros foram vendidos em 1930, número que caiu para 1.566 em 1932. Isso custou o emprego de centenas de funcionários. Até que, em 1932, com a REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, a GM fechou as portas e interrompeu a produção, mas logo voltou a operar a pedido do governo do Estado, que havia comprado todo o estoque de veículos da empresa. Além de retomar a montagem de carros, os funcionários também reparavam veículos danificados em combate e ainda adaptavam modelos civis para uso militar. Em um ambiente mais calmo, a fábrica de SÃO CAETANO produzia o primeiro ônibus com carroceria de madeira, em 1934. Dois anos mais tarde, a produção total da GM do BRASIL chegava a cem mil unidades, número que saltou para 150 mil em 1941. Um ano mais tarde, a empresa de novo foi envolvida em conflito, dessa vez a Segunda Guerra Mundial. Nos anos de pós-guerra, a produção de ônibus passou a ocupar papel ainda mais importante na linha de montagem, sem falar em modelos como o CHEVROLET BEL AIR, que chegavam para disputar o mercado de carros de passeio nos anos 1950. Foi no final da década seguinte que a montadora passou a produzir modelos 100% nacionais, como a picape C-1416, de 1964 – sua versão mais conhecida era a perua VERANEIO – e o OPALA,  primeiro carro de passeio da marca feito no País, lançado em novembro de 1968. Na seqüência veio o pequeno CHEVETTE, em 1973. Daí em diante, nas décadas de 1980, 1990 e na atual, modelos como as peruas CARAVAN e MARAJÓ, o MONZA, a série 20 de picapes, o VECTRA, o ÔMEGA, a SILVERADO, a S10, o CORSA, o ASTRA, a ZAFIRA e a MERIVA fizeram ou fazem parte da linha da atual GM do BRASIL.
Em abril de 1992, após 23 anos ininterruptos de produção, o OPALA sai de linha, com a marca de quase um milhão de unidades produzidas. Cinco meses depois, o ÔMEGA chegava ao mercado para ser o automóvel mais moderno e sofisticado do país – o modelo foi eleito “Carro do Ano” pela revista AUTOESPORTE; e, em março de 1993, o ÔMEGA CD 3.0 conquistou o título “Eleito do Ano”, da revista QUATRO RODAS. Lançado oficialmente em outubro de 1993, o VECTRA também conquistaria ambas as distinções.
Nos meses de janeiro e fevereiro de 1997, a GMB oficializou a construção do complexo industrial e comercial de MOGI DAS CRUZES (SP) – cuja inauguração aconteceria oficialmente em 5 de novembro de 1999 – e assinou contrato para instalação da fábrica de GRAVATAÍ, na GRANDE PORTO ALEGRE,  terceira unidade de montagem de veículos da GENERAL MOTORS no BRASIL – esta inaugurada em 2000.
Em outubro de 2003, a CHEVROLET lançou a picape MONTANA 1.8 FLEXPOWER, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado. Seis meses mais tarde, foi lançado o ASTRA 2.0 FLEXPOWER, primeiro compacto nacional com motor 2.0 e tecnologia multicombustível. 
A GENERAL MOTORS completou 80 anos no país em janeiro de 2005 com liderança de mercado e recorde de exportações. No ano seguinte, com o lançamento do CHEVROLET CLASSIC, a empresa passou a contar com todos os seus modelos de automóveis nacionais com a tecnologia FLEXPOWER.   
92 a. nasce PAUL NEWMAN, ator e diretor norte-americano de cinema, em 26 de janeiro de 1925.
86 a. da morte do escritor JOSÉ PEREIRA DE GRAÇA ARANHA, no RIO DE JANEIRO, em 26 de janeiro de 1931. Nasceu em SÃO LUÍS, Estado do MARANHÃO, a 21 de junho de 1868.
78 a. GUERRA CIVIL ESPANHOLA: as tropas franquistas entram em BARCELONA no dia 26 de janeiro de 1939.
72 a. BASE AÉREA DE SÃO PAULO (BASP), que tinha sede em CAMPO DE MARTE, é transferida em 26 de janeiro de 1945 para os terrenos da FAZENDA CUMBICA, doados pelo senhor EDUARDO GUINLE. A BASP teve valorosa participação na história da nossa Força, tendo sediado diversas unidades aéreas operacionais. Abriga atualmente o INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA (ILA) que tem a finalidade de executar as atividades de ensino relativos à área de logística de material e de serviços; o QUARTO ESQUADRÃO DE TRANSPORTE AÉREO (4º ETA), subordinado operacionalmente ao QUARTO COMANDO AÉREO REGIONAL (4º COMAR), com a finalidade de realizar múltiplas missões de transporte de tropa e de apoio logístico e CENTRO DE CATALOGAÇÃO DA AERONÁUTICA (CECAT) que tem por finalidade assegurar o planejamento, a coordenação e a execução das atividades de levantamento e catalogação de dados relativos a empresas, serviços e materiais de interesse aeroespacial.
70 a. da morte da famosa cantora americana GRACE MOORE, vítima de desastre de avião no aeroporto de KASTRY, COPENHAGUE, em 26 de janeiro de 1947. Nascida em DEL RIO, TENNESSEE, em 5 de dezembro de 1905. Por várias vezes deu representações no Metropolitan Opera House de NOVA YORK, alcançando extraordinário êxito. Atuou, também, no cinema, onde sua voz de soprano era reclamada pelos produtores dos melhores filmes. Dotada de grande beleza, sua popularidade estendeu-se pelo mundo, tendo causado a maior consternação o desastre que a vitimou no mesmo avião em que viajava o príncipe herdeiro da SUÉCIA, GUSTAVO ADOLFO.
67 a. da proclamação da ÍNDIA como REPÚBLICA INDEPENDENTE, sob a presidência de RAJENDRA PRASAD, em 6 de janeiro de 1950.
62 a. falece JOÃO ALBERTO LINS DE BARROS, em 26 de janeiro de 1955, no RIO DE JANEIRO. Nasceu em 16 de junho de 1897, em OLINDA, PERNAMBUCO. Foi Delegado Militar em São Paulo em 1930. Interventor Federal em 1930/31. Chefe de Polícia do Distrito Federal em 1932/33. Participou da Constituinte em 1934. Deputado Federal em 1934/35. Embaixador no Canadá em 1941/42. Coordenador da Mobilização Econômica em 1942/44. Presidente da Fundação BRASIL CENTRAL em 1944/45. Diretor Geral do Departamento Federal de Segurança Pública, em 1945. Vereador e presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 1947/48. Chefe do Departamento Econômico e Consular do Ministério das Relações Exteriores, nos anos de 1952/54.
60 a. da morte, em CAXAMBU, do ministro JOSÉ LINHARES, em 26 de janeiro de 1957. Nasceu no CEARÁ, no dia 28 de janeiro de 1885. Magistrado durante 46 anos, assumiu a Presidência do BRASIL em substituição ao ditador GETÚLIO VARGAS.
60 a. numerosos intelectuais são presos na HUNGRIA, em 26 de janeiro de 1957.    
56 a. do gerente de uma das agências do BANESPA, inclusive a do posto dos bombeiros, na Rua ANITA GARIBALDI, o FERNANDO. Nosso amigo FERNANDO nasceu em 26 de janeiro de 1961.
53 a. das anotações feitas em 26 de janeiro de 1964 (domingo). ANO 14º - MÊS 7º - DIA 201º - 5 anos e 235 dias na FORÇA PÚBLICA – 142 dias como ASPIRANTE – 129 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Levanto-me às 6:30 horas e logo depois estou viajando de retorno para casa, deixando aqueles que estão sozinhos, mas de muito bom humor. EDUARDO e seus comandados iriam jogar na quadra de basquetebol do Centro de Formação de Aperfeiçoamento e, como não sabem o caminho, passam a seguir-me já que iria para lá.
Chovia muito nesta manhã. Chegamos no CFA quase às 10 horas, sendo que a equipe que iria jogar com a de POÁ era de VILA GUSTAVO. A situação da quadra não era lá muito boa e depois resolveram não jogar por causa da chuva.
No CFA converso com os CABOS BARBOSA e AQUINO e, às 11 horas, estou chegando em casa. O resto do domingo é dedicado pra minha mulher e filhos. Na televisão assisto: CAFÉ CONCERTO – O RISO DO CINCO – RONALD GOLIAS SHOW – ISTO É CARNAVAL – TV DE VANGUARDA com a famosa peça de FRANÇOISE SAGAN intitulada “BOM DIA TRISTEZA”, com GUY LOUP no papel de “CECILE” – LAURA CARDOSO no de “ANNE” – AMILTON FERNANDES como “RAYMOND”  LUÍS GUSTAVO interpretando “CYREL” – JOÃO MONTEIRO como “GONZALEZ” e NELLY REIS como “ELZA”. É uma peça sensacional, que encantou tanto à minha mulher como a mim.
52 a. do registro de minhas memórias em 26 de janeiro de 1965 (terça-feira). ANO 15º- MÊS 7º - DIA 201º - 6 anos e 236 dias na FORÇA PÚBLICA - 249 dias como 2º TENENTE - 495 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Há pouco aproveitamento na secretaria do BG nesta manhã. Quase todos os meus auxiliares treinam para a formatura de amanhã, quando jurarão a Bandeira os soldados integrantes dos Pelotões 11-E-4 e 12-E-4; Isto faz com que somente eu lute para colocar a papelada em dia, sentando e confeccionado ofícios que necessitam sair hoje da Unidade.
Perderemos nesta semana o 1º TENENTE OSVALDO DE SORDI e os 2ºs TENENTES OSCAR TERESA PINHEIRO DO CARMO, HERMES COUTINHO TORRES e MÁRIO DE CARVALHO DIAS, todos transferidos ou classificados. Já começamos a preparar as documentações dos nossos colegas.
Continuam as matrículas para o Preparatório à Escola de Cabos que irei dar a partir de 1º de fevereiro, às 14 horas. O número dos futuros alunos ultrapassa de quarenta.
Às 10:30 horas, o CAPITÃO MÁRIO FERREIRA, Comandante Interino do BG, expede ordem para confeccionar ofícios a todos os Comandantes, Chefes de Serviço e Inspetores da FP para a Formatura de Juramento à Bandeira a ter lugar amanhã. Isto faz com que o resto do expediente seja atarefado e cansativo.
Com o 2º TENENTE MÁRIO DE CARVALHO DIAS deixo o BG. Tomo o ônibus VILA AURORA às 14 horas. Em casa, só desejo descansar nesta tarde.
Nesta data MARIA se sente muito nervosa. De tempos em tempos ela não se consegue controlar e traz um ambiente pesado em casa. Para piorar a situação, as crianças ficam mais peraltas quando a mãe está assim.
À noite, vamos assistir programas de televisão: "GUTIERRITOS - O DRAMA DOS HUMILDES", novela do canal 4 e "ONDE NASCE A ILUSÃO", novela do canal 9. "A MARCHA DO MUNDO", noticioso com diversas reportagens, sobressaindo: O corpo de "SIR" WINSTON CHURCHILL acha-se exposto à visitação pública - Suas exéquias realizar-se-ão no próximo sábado.
"TERESA" - novela do canal 4. A FABULOSA DERCY, no canal 9 e O COMBATE, filme de guerra. 
51 a. relato em minhas memórias os seguintes acontecimentos em 26 de janeiro de 1966 (quarta-feira). ANO 16º - MÊS 7º - DIA 199º - 7 anos e 235 dias na FORÇA PÚBLICA - 612 dias como 2º TENENTE - 859 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Ser militar é estar pronto para enfrentar as mais desconcertantes situações. Ontem gozei uma data formidável, onde não precisei me preocupar com nada e, hoje, dia 26, eis que o BG encontra-se em polvorosa desde cedo. O Governador do Estado fará uma visita à Unidade e será recepcionado com um almoço. De acordo com a programação advinda do Quartel General e completada com as idéias do MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA, teremos um treinamento de embarque e desembarque de tropa e uma demonstração de esgrima-baioneta, além da formatura protocolar.
Como é também quarta-feira, une-se o "útil ao agradável" pois o sub-comandante deixou estas datas para passar em revista a tropa, fazendo rigorosa inspeção. Acontece que algo vem modificar meu pessimismo. São 6:50 horas quando entro na Secretaria do Batalhão para ler o Boletim Geral nº 15, de segunda-feira, e eis que leio na 2ª parte (Alterações de Oficiais) minha transferência para a Segunda Companhia Independente (GUARULHOS), passando adido ao 10º Batalhão Policial, pois aquela companhia encontra-se em formação.
Desta maneira está consumada minha transferência e agora a Administração do BG só tem que acolher a determinação do Boletim Geral e permitir minha apresentação. Acontece que pedi férias a contar de 8 de fevereiro e veremos como fará o Comandante ANSELMO PERES quanto a esta parte. Quem me substituirá na Chefia da FIF é uma pergunta cuja resposta já na semana vindoura precisamos ter.
Por decreto de 19 do corrente passam para a reserva: TENENTE-CORONEL JÚLIO CESAR VERLANGIERI, no posto de CORONEL. Foi comandante em SOROCABA (7º BP);
TENENTE-CORONEL RICARDO GONÇALVES GARCIA, no posto de CORONEL. Foi Chefe do Serviço de Intendência; e,
PRIMEIRO-TENENTE QOAA JOÃO DE OLIVEIRA LEITE, no posto de MAJOR. Era o secretário do 11º BP.
Na revista das 7 horas o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA apronta o dispositivo para a formatura das 11:30 horas. O comandante do mesmo será o CAPITÃO IRAHYBA DE PAULA ROSA, com duas companhias comandadas pelos 1ºs TENENTES PLÍNIO VAZ e OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE. Os comandantes de pelotões serão aspirantes.
Toda a tropa está empenhada. Na FIF não posso contar com ninguém neste expediente. Além do mais, sou chamado pelo sub-comandante para tomar providências quanto ao almoço, que será fornecido pelo Serviço de Subsistência. O MAJOR FAUSTINO, Chefe daquele Serviço, supervisiona pessoalmente a montagem das mesas, pratos, talheres, etc. O 2º TENENTE LICÍNIO PASIN está encarregado das bebidas.
O CAPITÃO JAIR OLIVEIRA MOURA MORAIS, transferido para a 2ª Companhia Independente, pelo Diário Oficial de sábado, encontra-se atualmente de férias, mas hoje esteve no BATALHÃO DE GUARDAS e conversa comigo sobre uma série de coisas que já precisam ser providenciadas em GUARULHOS. O CAPITÃO JAIR será o Comandante da Cia. Ind. Muitas praças do BG querem ir para aquele município. Corre uma lista no batalhão e muitos se apresentam para serem transferidos. Acontece que isto não será tão fácil assim, pois depende da aquiescência do Chefe do Estado Maior.
Às 11:30 horas forma o BG. O Comandante Geral, GENERAL-DE-DIVISÃO JOÃO FRANCO PONTES, logo comparece. Em seguida vão chegando os comandantes de Unidades, Chefes de Serviço e altas autoridades civis. O BATALHÃO DE GUARDAS vai se engalanando para receber a visita de Sua Exª Doutor ADEMAR PEREIRA DE BARROS, Governador do Estado de SÃO PAULO.
Noto as seguintes presenças: CORONEL DIVO BARSOTTI (Inspetor Administrativo); CORONEL GERALDO PROFÍCIO (Inspetor Geral de Formação); CORONEL JOSÉ VILLELA SANTOS (Chefe do Gabinete do Comandante Geral); CORONEL HÉLIO DE LIMA CARVALHO (Comandante da Polícia Florestal); TENENTE-CORONEL UBIRAJARA SILVEIRA (Comandante do 16º BP); CORONEL DAGOBERTO VELTRI (Inspetor de Bombeiros); TENENTE-CORONEL NICOLAU SALGADO (Comandante do 10º BP); CORONEL DELFIM CERQUEIRA NEVES (Chefe da Casa Militar); CORONEL FÉLIX DE BARROS MORGADO (Chefe do Estado Maior); TENENTE-CORONEL NELSON SIMÕES SCHEFFER DE OLIVEIRA (Ajudante Geral). TENENTE-CORONEL ROBERTO MONDINO (Comandante do Regimento "9 de Julho"); TENENTE-CORONEL SADOC CHAVES SIMAS (Comandante do Quartel General); TENENTE-CORONEL SÉRGIO DEL BEL (Chefe do Serviço de Comunicações); TENENTE-CORONEL TANCREDO COLAÇO (Comandante do 15º BP); TENENTE-CORONEL EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO (Comandante do 11º BP); MAJOR AMADEU JOSÉ FAUSTINO (Chefe do Serviço de Subsistência) e muitos outros oficiais.
DOUTOR ADEMAR DE BARROS chega atrasadíssimo. São 14:30 horas quando temos sua presença no BG. Passa em revista a tropa formada e em seguida há uma demonstração de embarque e desembarque. A solenidade  ainda conta com uma demonstração de esgrima-baioneta. O almoço à Sua Exª é uma feijoada. Há, por parte da I.G.F uma prestação de contas do que aquela Inspetoria fez em 1965. São mais de 15 horas quando se encerra o almoço.
Durante a tarde permaneço na FIF, acertando uma porção de coisas, uma vez que já estou transferido. Saio somente para ir até à Alfaiataria INDEPENDÊNCIA, onde demoro bem pouco tempo.
Às 19:30 horas estou à disposição dos cabos que querem estudar para fazerem exames a 15 de fevereiro para admissão à Escola de Sargentos. Acontece que conto apenas com a presença de quatro alunos. Não é hoje que reinicio as aulas.
Chego em casa quase às 22 horas. Encontro minha mulher passando mal, sentindo dores em todo o corpo  e, principalmente, dor de cabeça. Talvez o calor excessivo seja causador dessa situação. Dou a novidade de minha transferência e ela se alegra ao saber que, futuramente, iremos nos mudar para GUARULHOS. Assistimos muitos programas de televisão e vamos deitar muito tarde. Esta noite a temperatura é alta.       
50 a. dos escritos em 26 de janeiro de 1967 (quinta-feira). ANO 17º - MÊS 7º - DIA 201º - 8 anos e 236 dias na FORÇA PÚBLICA – 43 dias como 1º TENENTE – 296 dias na 2ª Companhia Independente
São 9 horas quando deixo meu lar. Rumo para o Serviço Odontológico da FORÇA PÚBLICA, a fim de arrancar um dente com o doutor WASSAL.
Não pensava que as coisas fossem tão difíceis. Sofri um bocado na cadeira do dentista, pois o dente, ou melhor, os pedaços da raiz, foram arrancados a poder de marteladas. Cheguei a suar durante os trinta minutos que demorou para a extração. Doutor WASSAL fez uma operação e levei três pontos.
Procuro me restabelecer conversando com o SUBTENENTE UMBELINO, SARGENTO NIMAS, SOLDADO OVÍDIO e outros conhecidos. Deixo o Serviço Odontológico quando são 11 horas.
Apesar de tudo, rumo para GUARULHOS. Sinto-me bem esquisito com a boca toda adormecida, mas vou trabalhar.
Na Padaria ITUANA encontro INÊS e SUELI, duas moças de POÁ que foram ontem ao restaurante de DONA ELVIRA. Trocamos algumas palavras, mas logo vou para a 2ª CI. Tenho um problema para resolver. O SOLDADO SORIANO foi escoltado ontem pelo DPM, em estado de embriaguez. Foi também vítima de um roubo, onde alguns rapazes lhe agrediram e lhe tiraram um relógio, a carteira e vinte mil cruzeiros em dinheiro.
Mais tarde vou sair com o ASPIRANTE A OFICIAL LUÍS LUCAS. Vamos até a Comissão Estadual de Material Excedente. Ali esperamos a chegada do CORONEL Res ARI MERCADANTE. Queremos a resposta de um ofício que fizemos, solicitando duas viaturas do CEME para GUARULHOS. Acontece que ambas foram já transferidas e agora temos de partir para outros lugares e escolher outros carros.
Vamos até à ALAMEDA CLEVELAND, nº 584. Ali localizamos quatro viaturas que estão na garagem da zona leste. Apenas um fato vem empanar o nosso trabalho. O ASPIRANTE LUCAS é multado em 16.800 cruzeiros por estacionar com seu carro em lugar proibido. Um soldado fez a multa, desconhecendo que o veículo pertence ao aspirante a oficial.
Demos um pulo até o 11º BP. Ali conversamos com o 1º TENENTE FELÍCIO BUONAMICE, tentando o cancelamento da multa. O negócio deverá ser resolvido com o CAPITÃO UBIRATAN GODÓI.
Rumamos à SERRA DE BOTUCATU, onde fica a garagem da zona leste. Ali conversamos com o CAPITÃO RENÊ, comandante da 2ª Companhia do 12º BP. Vimos os veículos do CEME, mas o capitão promete arrumar coisa melhor. Ficamos nesse lugar até mais de 18 horas. O 2º TENENTE GONÇALVES também ali trabalha.
Através VIA PENHA, retornamos a GUARULHOS. Passamos pelo Sanatório PADRE BENTO. Também ali vimos uns carros pertencentes ao CEME, mas em estado deplorável.
O ASPIRANTE LUCAS leva-me até VILA GALVÃO. Chego em casa depois das 20 horas. Assisto um filme policial no canal 5 – O IMPÉRIO DO TERROR – quatro pessoas assaltaram o carro pagador de um banco. A estória baseia-se na perseguição da polícia aos ladrões.
44 a. falece EDWARD G. ROBINSON, o “pequeno CÉSAR” do cinema, aos 79 anos, em 26 de janeiro de 1973. ROBINSON sofrera um ataque cardíaco quando fazia um filme na ÁFRICA em 1962 e sofreu um acidente de automóvel quase fatal, em 1966. ROBINSON morreu de câncer no fígado.
44 a. da assunção do COPOC (CONTROLE OPERACIONAL DO POLICIAMENTO OSTENSIVO DA CAPITAL) pelo Cel. HÉLIO GUAYCURU DE CARVALHO, em 26 de janeiro de 1973, empossado pelo Cmt Geral, CORONEL THEODORO CABETTE. (Entre os oficiais que pude notar nesse dia estavam: CORONEL OMAR GALVÃO (CHEFE DO EM/PM); CORONEL NELSON TRANCHESI (Cmt do 12º BPM); CORONEL ANTÔNIO SILVA (Cmt do 16º BPM); TENENTE-CORONEL JOSÉ LOPES CASTILHO (Cmt do 29º BPM)); TENENTE-CORONEL UBIRAJARA SPÍNOLA BRAVO (Sub-Chefe do EMG); TENENTE-CORONEL MOACIR TEIXEIRA DA SILVA BRAGA (Chefe do S Farm); TENENTE-CORONEL HORÁCIO BOZON (Cmt do 28º BPM); TENENTE-CORONEL NEWTON PEREIRA DA SILVA (Chefe da I EMG); TENENTE-CORONEL OLANDIM TRIELLI PEREIRA (Cmt do 19º BPM); MAJORES JOSÉ IVO NOGUEIRA, DARIO RIBEIRO, CAMILO DIAS DOS ANJOS, ALBERTINO LOPES DE AGUIAR; CAPITÃES BENEDITO MARQUES, ADELINO MANOEL DE SOUZA, ADELINO RAMOS DOS SANTOS, ÉDISON TENÓRIO DOS SANTOS, WASSIMON SANTOS PEREIRA, PLÍNIO VAZ, REIZO NISHI, CARLOS FERNANDES, OSVALDO CORDEIRO, CARINO GAMA CORREIA FILHO, PEDRO FLORÊNCIO DE SOUZA, ÂNGELO PERES CAMARGO, JOSÉ LUSTOSA RORIZ CARIBÉ, CARVALHO, HÉLIOS BAPTISTA NUNES, ROZENFELDO MARZOLA e outros. O COPOC chamou-se depois CPC e, mais tarde CPM. Em 1º de janeiro de 2000, foi dividido em CPC (COMANDO DE POLICIAMENTO DA CAPITAL) e CPM (COMANDO DE POLICIAMENTO DA GRANDE SÃO PAULO). 
38 a. anotações do dia 26 de janeiro de 1979: nesta sexta-feira o CORONEL PM RIGONATTO, Comandante do CPChq, conversa com seus oficiais sobre a sua viagem a MINAS GERAIS. Ele ajudou no resgate aos corpos de um desastre de avião. O piloto era marido de dona CREUZA, do BANESPA.
CAPITÃO PM SALES (promovido ontem) mostra-me os nomes dos tenentes-coronéis, majores e capitães promovidos. Não levei a chamada “cangalha” e fiquei sendo número trinta no almanaque para promoção a Major.
No CPChq, presenças do TENENTES-CORONÉIS PM NEY, HERMÓGENES e MAJOR PM NIOMAR. Também visita o CORONEL PM RIGONATTO o CORONEL PM SALVADOR D´AQUINO.
O Decreto número 13.167, de 23 de janeiro de 1979, cria o CPChq. Nota para boletim com as novas funções. Acerto do almanaque.
O CORONEL PM RIGONATTO e o TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES discutem os nomes dos oficiais que deverão permanecer na área de choque.
Jogamos futebol de salão.
Em GUARULHOS, LUCINDA conta que a DORA teve o filho na noite de ontem (ALEXANDRE). O JOSÉ e a MARLENE foram visitá-la. O parto foi normal. O casal teve o segundo filho.
Jornal Nacional: MALUF e seu secretariado; o PAPA em SÃO DOMINGOS e MÉXICO; o julgamento de LOU E WANDERLEY.
Leio TOM GALT “PETER ZENGER, O CAMPEÃO DA LIBERDADE”.
Termina hoje a novela “DANCIN´DAYS”.    
31 a. casa-se em ROMA o novelista italiano ALBERTO MORÁVIA, de 78 anos, com a espanhola CARMEN LLERA, de 32 anos, no dia 26 de janeiro de 1986.
30 a. da ODISSÉIA para fazer a prova de CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS, vestibular para o CSP/87, visto as enchentes causadas pelas chuvas que caíram na capital, não permitindo a travessia da VIA DUTRA, totalmente bloqueada pelas águas. Logo cedo as emissoras de rádio dão conta que SÃO PAULO sofre a pior enchente dos últimos anos, por causa das chuvas que caíram no sábado e no domingo. Não se pode viajar pela VIA DUTRA. Começa então o meu drama, já que são 7:15 horas e tenho de estar às 8 horas no CAES para fazer a Prova de Conhecimentos Profissionais. Como meu motorista não vem, saio dirigindo o volks amarelo, levando como “carona” o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR. Vamos por SANTANA e TUCURUVI. Acontece que na Avenida ZACHI NARCHI não há condições de ir adiante. Está tudo alagado nas imediações da Penitenciária do Estado. Tento pegar a ATALIBA LEONEL. Encontro o TENENTE-CORONEL PM LAMENZA andando a pé. Ele é um dos candidatos ao CSP e vai para a estação do metrô. São mais de 8 horas e considero perdida a prova.
Na Rua MARIA CÂNDIDA, deixo o carro com o PM JOÃO e vou a pé à estação de SANTANA. Estou bastante nervoso e contrariado. O povo vive momentos dramáticos, principalmente aquele segmento atingido pelas enchentes.
Finalmente chego ao CAES às 10:40 horas. Vinte e seis candidatos estão fazendo a prova. Sou o número 27. Faltam oito. Na sala estão os CORONÉIS PM CARVALHO e NIOMAR. Permitem que eu faça o exame de conhecimentos profissionais. São dez questões inteligentes criadas pelo gênio do Comandante do CAES. No entanto, nas condições em que faço essa prova, não poderia ir bem. Com já considerava perdido o exame, tudo o que vier é lucro.
Depois da prova procuro me recompor. Trato do expediente da Unidade, converso com os oficiais mais chegados, principalmente com o TENENTE-CORONEL PM NEY e nesta noite prefiro ficar no quartel, evitando-se novos dramas para amanhã. No meu quarto no 2º BPChq, faço os últimos estudos para enfrentar a Prova de Conhecimentos Gerais.
27 a. falece o Cel. Res. ISER BRIZOLA. Nasceu em 19 de outubro de 1934. Falece também em 26 de janeiro de 1990 o jogador de futebol TONINHO GUERREIRO.
25 a. falece o ex–deputado federal FLÁVIO MARCÍLIO e do ator de cinema JOSÉ FERRER, em 26 de janeiro de 1992.
24 a. ex-presidente da CHECOSLOVÁQUIA, VACLAV HAVEL, é eleito primeiro presidente da República Checa Independente, em 26 de janeiro de 1993.
23 a. da posse do Cel. PM JOSÉ FRANCISCO PROFÍCIO no Comando Geral da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO, em 26 de janeiro de 1994. Substituiu o CORONEL PM JOÃO SIDNEY DE ALMEIDA.
23 a. do susto levado pelo príncipe CHARLES em SYDNEY quando um estudante chinês apontou uma pistola de competições e disparou dois tiros de festim. “O príncipe ficou meio abalado, mas se recuperou logo”, comentou lorde FRANK SARTOR, prefeito de SYDNEY. Ele estava no palanque junto com o primeiro-ministro australiano, PAUL KEATING, no momento em que o jovem fez os disparos, pulou uma vala e foi dominado pelos seguranças diante do príncipe.
23 a. recuperado os cadáveres de 55 trabalhadores de uma mina de carbono em BENGALA OCIDENTAL (ÍNDIA) em 26 de janeiro de 1994.
22 a. da apresentação do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR no CSM/AM, onde desde 26 de janeiro de 1995 o PM JOÃO GOMES pertenceu ao Centro de Suprimentos e Manutenção de Armamento e Munições da PMESP. Foi transferido do CSM/AM para o 9º BPMM em 
22 a. morre FRANZ ALLERS, músico checo, diretor de “MY FAIR LADY” e outras obras musicais, em 26 de janeiro de 1995.
20 a. do BRUNO, nascido em 26 de janeiro de 1997. É filho do Sr NELSON, marido da SORAYA EL MOUALLEM (mãe da KÁTYA, avó do IAGO). Outros acontecimentos nesta data: choveu durante toda a madrugada deste domingo. Agora pela manhã chuvisca. Não tenho vontade alguma de ir a POÁ. LUCINDA queixa-se de dores na perna onde sofreu a trombose. Com isso está descartada a hipótese dela me acompanhar na viagem. Telefono para minha mãe de decido ir a POA depois das 11 horas. Com o tempo chuvoso, chego à casa de minha mãe depois das 13 horas. Almoço em sua companhia. O ADALVO leva sua esposa MARIZETE, minha filha, à casa de sua mãe. Um dos filhos da minha prima RITA REGINA vem visitar dona ALICE. TIA IRENE está numa excursão. Nesta tarde cai violenta chuva em POÁ. São 16 horas. LUCINDA telefona para dizer que em GUARULHOS também está caindo um temporal. Com isso, somente deixo a terra onde nasci depois das 17:30 horas, mesmo com chuva, agora fraca. Quase na entrada de ITAQUAQUECETUBA há um trecho alagado na estrada. Paro o carro e aguardo meia hora vendo as peripécias dos veículos para atravessar a água. Aguardo o momento certo para entrar na contra-mão, após subir uma calçada. Venho ouvindo o jogo CORINTHIANS x PAULISTA. O time de JUNDIAÍ fica com o título da 28ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. No tempo regulamentar CORINTHIANS e LOUSANO PAULISTA ficam no 0 x 0. Na prorrogação, empate em 1 a 1. A decisão é disputada na cobrança de pênaltis. PAULISTA vence por 4 a 3.
O GENERAL JOSÉ RIVAS RODRIGUEZ, SubChefe do Estado-Maior da Polícia Nacional do PERU, foi libertado por representantes da Cruz Vermelha, hoje, da residência tomada por guerrilheiros esquerdistas em LIMA. RIVAS RODRÍGUEZ, o primeiro libertado que abandona em uma maca a residência, foi introduzido em uma ambulância, que partiu de imediato para o Hospital da Polícia Nacional. Na mansão há 72 reféns, entre eles quatro generais especializados em luta antiguerrilha, dois embaixadores, dois ministros de Estado, cinco parlamentares, uma dezena de executivos de companhias japonesas e PEDRO FUJIMORI, irmão mais novo do presidente peruano.
Subiu para 13.828 o número de desabrigados nas 13 cidades da região do VALE DO RIBEIRA, castigadas pelas chuvas desde a semana passada. Hoje, boa parte do município de REGISTRO ainda está sob a água. Em ELDORADO, a mais atingida, o momento é de rescaldo e a população começa a voltar para casa, mas encontra apenas lixo e muita lama. Mais de 13 mil hectares de plantações de banana foram alagados, causando prejuízo de 39 milhões de reais.
A atriz de cinema mudo francês, SUZY VERNON, cujo verdadeiro nome era APPOLLINIE SALEM, morreu na última quarta-feira, dia 22 de janeiro, aos 96 anos, em um quarto de hotel em MOUGINS, perto de CANNES.
ABERTO DE TÊNIS DA AUSTRÁLIA: PETE SAMPRAS é o campeão ao derrotar o espanhol CARLOS MOYÁ.  
19 a. morre SHINICHI SUZUKI, músico e pedagogo japonês, criador do MÉTODO SUZUKI de ensinar música às crianças, em 26 de janeiro de 1998. Outras notícias nesta data: muito calor logo cedo nesta segunda-feira. GUARULHOS já está com 30 graus. Na AORPM, reparo a colocação dos vidros azuis na nova sede. Converso com o CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO, reeleito, mais uma vez, para a presidência. Agora cumprirá um triênio indo até 2001. Também converso com o TENENTE PM FONSECA. Fizemos o ritual já estabelecido na sexta-feira e o atual plano que não é aceito, sendo arquivado na pasta LARGENOS. Tal como em janeiro de 1997 (dia 24) reúno-me com: APARECIDO, CRISTIANO, WÉRNER e ORQUIZA e com a equipe GUEDES, ALVES, VÁLTER e FRANDI. Examinamos o dossiê da OPERAÇÃO UNIVERSITÁRIOS – SEGURANÇA. Modificamos alguma coisa e vamos colocá-lo em execução. No MMDC, expedimos a Convocação dos Conselheiros para a reunião do dia 10 de fevereiro. O CORONEL ARY CANAVÓ irá passar pelo médico e virá mais tarde à Sociedade. Atendemos os irmãos SALIM, veteranos de 32. Um deles batalha para conseguir a Pensão Especial. Foi enfermeiro na revolução e seu pedido foi indeferido. Agora tentará receber por via judicial.
Recebo um telefonema do senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Conta-me que a CASA MILITAR foi que impediu o Comandante Geral de depositar a coroa de flores ontem, junto com o Senhor MARCONDES. O CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO estava com razão nas suas mágoas. O Chefe da Casa Militar, no momento, é um tenente-coronel. Converso com o senhor BORGES sobre o PLANO OSÓRIO. Um tenente quer assumir a operação no mês que vem. O senhor BORGES o conhece. O retorno para GUARULHOS é sofrível, num ônibus EXPRESSO BRASILEIRO, com muito calor. A RAINHA-MÃE da GRÃ-BRETANHA, de 97 anos, se recupera satisfatoriamente da operação a que foi submetida depois que sofreu uma queda e quebrou um osso da bacia. Ela completou 97 anos em 4 de agosto.
Aparentando cansaço pelos cinco intensos dias de viagem por CUBA, o PAPA JOÃO PAULO II, de 77 anos, chegou hoje a ROMA fortalecido em sua imagem diplomática, pois conseguiu dar seu recado em defesa da Igreja, da liberdade religiosa e dos direitos humanos e ao mesmo tempo agradar ao anfitrião FIDEL CASTRO condenando o embargo dos ESTADOS UNIDOS contra a ilha. O sumo pontífice desceu no aeroporto de CIAMPINO e foi recebido pelo primeiro-ministro italiano ROMANI PRODI, que o cumprimentou pela “corajosa viagem pastoral a CUBA”.    
18 a. das seguintes anotações em 28 de janeiro de 1999: nesta terça-feira um forte terremoto, sentido em praticamente toda a COLÔMBIA, causou a morte de centenas de pessoas e com mais de três mil feridos. O número de vítimas fatais deve ser bem maior do que o anunciado hoje (255).
O IRAQUE denunciou hoje uma serie de ataques “selvagens e indiscriminados” de mísseis americanos contra o país, com onde civis mortos e 59 feridos.
Vou ao Centro Odontológico nesta manhã de 21 graus. Pego uma “carona” com o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR quando ele sai de carro para ir trabalhar no CSM/AM.
São marcadas várias datas na Periodontia, a partir de março. É feita uma restauração de um pré-molar da arcada superior esquerda.
Tiroteio entre assaltantes e vigilantes na agência do Banco ITAÚ, na Cidade Dutra, provoca a morte do SARGENTO PM Ref JOSE CARLOS TRINDADE, de 50 anos. TRINDADE pertenceu à ROTA. A quadrilha, com dez homens e uma mulher, estava, entre os clientes, à espera do carro-forte que iria recolher o dinheiro. O SARGENTO PM TRINDADE fora ao ITAÚ pagar uma conta. Dois seguranças ficaram feridos e três ladrões são presos.
O dólar chega hoje aos R$2,10 no paralelo. Dólar comercial a R$1,97.
O governador MÁRIO COVAS anuncia o nome do Secretário da Ciência e Tecnologia: Deputado Federal JOSÉ ANÍBAL. O CORONEL PM OLAVO SANT´ANA FILHO continua na CASA MILITAR.
Os PMs APARECIDO JOSÉ ALEXANDRE e IDMILSON VIANA DOS SANTOS morrem quando a RP em que estavam se chocou contra um poste, a mais de 100km/hora. O acidente foi na estrada do CAMPO LIMPO, zona sul de SÃO PAULO.
No Tribunal de Contas do Estado – TCE – o conselheiro EDUARDO BITTENCOURT CARVALHO assume como novo presidente. Estão presentes: o vice-governador GERALDO ALCKMIN;  O desembargador DIRCEU DE MELLO (Presidente do Tribunal de Justiça); Deputado PAULO KOBAYASHI; ex-governadores ORESTES QUÉRCIA e FLEURY; e o prefeito CELSO PITTA, entre outras autoridades.
No MMDS temos notícias que CARMELO vai regressar de férias e marca o PLANO NACIONAL para o próximo dia 30. É uma mega-operação que estará concluída em 1º de fevereiro.
Passo pela livraria do filho do veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA. O ELÁDIO acompanha-me. Depois vamos ao MMDC. Cumprimentamos o FERNANDO, gerente do BANESPA, da agência do Corpo de Bombeiros. Ele está aniversariando hoje.
Tendo errado na prestação de contas de uma parcela de dinheiro doada pela Secretaria da Cultura em 1998, o CORONEL CANAVÓ está atrapalhado no conserto da documentação. Avisamos a ele de que não se poderia fazer daquele jeito a prestação de contas e agora vem toda essa confusão.
Com a maior “cara de pau”, MARIA DO SOCORRO, ex-funcionária da Sociedade, vem solicitar uma Carta de Recomendação. Conversa com o CORONEL CANAVÓ a respeito disso. Esquece ela os furtos que praticou no MMDC. Saio mais cedo da Sociedade porque ameaça chover. Estou no EXPRESSO COCAIA quando a água começa a cair. Chego em GUARULHOS com chuva. O calor está insuportável neste mês de janeiro. LUCINDA faz compra de três ventiladores MALLORY. Um deles vem para a biblioteca.        

ACONTECEU EM 2000 – QUARTA-FEIRA :  -
Choveu muito durante a madrugada. Por volta das 7:30 horas reinicia o temporal que me assusta. Lembro um outro 26 de janeiro, o de 1987, quando as enchentes no TIETÊ e TAMANDUATEÍ quase me atrapalharam o VESTIBULAR para o CSP/87. Resolvo não sair de casa. Logo, pelas emissoras de rádio e TV, tomamos conhecimento da confusão que paira na cidade de SÃO PAULO. São cem pontos de alagamentos. A marginal TIETÊ está alagada e, naturalmente, o trânsito está caótico. Há muitas ruas alagadas na VILA GUILHERME, PENHA, VILA MARIA. A região do ABC também está sendo duramente castigada pelas águas. A VIA ANCHIETA está interditada. SÃO CAETANO fica isolada. As chuvas de janeiro 2000 superam a média histórica na capital, que era de 252,3 mm. A Capital já acumula neste mês 362 mm de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Além das enchentes, o paulistano teve de enfrentar as manifestações dos perueiros, com um saldo de 13 ônibus danificados. Houve confronto deles com a PM e com a GUARDA METROPOLITANA. Em casa, vendo toda essa confusão de longe, posso rememorar vários anos de minhas memórias: dias 22 a 31 de janeiro de 1978 a 1985. No computador, amplio a AGENDA 2000, jogo algumas partidas de xadrez (perco todas) e paciência. Recebo um telefonema do ALEXANDRE, empregado do ARIOVALDO CHACUR. O CHACUR quer marcar um almoço no TRASMONTANO para 6ª feira, às 12:30 horas. Do MMDC, recebo um telefonema solicitando autorização para fornecer à APMBB a lista dos nossos conselheiros. No PRÉ-OLÍMPICO de futebol, a COLÔMBIA goleia o CHILE por 5 a 1. O BRASIL não joga bem. Vai vencer a fraca VENEZUELA por 3 a 0 (dois gols de RONALDO ASSIS e um de LUCAS). No Grupo da nossa seleção estão praticamente classificados o BRASIL e a COLÔMBIA. No confronto direto, no domingo, dia 30, iremos conhecer o campeão do Grupo. No fim da tarde, uma notícia deixou os jogadores e a comissão técnica do PALMEIRAS tristes: a morte do ex-atleta e treinador do alviverde: ANTÔNIO CARLOS FEDATO. Morreu de infarto, aos 51 anos, em SÃO CAETANO DO SUL. FEDATO atuou no PALMEIRAS no início da década de 1970.
      
ACONTECEU EM 26 DE JANEIRO DE 2001  -   SEXTA-FEIRA : -
Com temperatura agradável de 25 graus, para um mês tão quente como janeiro, vou participar da reunião no MMDS, muito tranqüila no início desta semana. Alguns oficiais ainda estão de férias. Comentamos algumas das solenidades de ontem, no 447º aniversário de SÃO PAULO. Minha intenção era encaminhar os relatórios na MEGA-OPERAÇÃO para o PLANO OSÓRIO. Não deu certo e ficará isso para o dia 29, na próxima segunda-feira. No MMDC, dona CÉLIA está atendendo um velho morador do ABC, que pesquisa a participação de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO na tumultuada noite de 23 de maio de 1932, quando perderam suas vidas na PRAÇA DA REPÚBLICA. Ele conversa comigo e relembra os nomes do CORONEL Ref TEODORO NICOLAU SALGADO, CORONEL Ref CONSTANTINO PEREDNE, CORONEL Res WILSON DA SILVA, CORONEL Ref BORGES e outros oficiais que trabalharam no ABC. O Sr MARCONDES aprova parte da ATA da reunião de 23 de janeiro e quer que eu faça um ofício ao CLUBE PAULISTANO, agradecendo a remessa de um livro desse clube, que ele recebeu hoje. Estão funcionando os novos telefones instalados ontem na Sociedade. Ficamos sabendo que aconteceu um terremoto na ÍNDIA E PAQUISTÃO, considerado o pior tremor dos últimos 50 anos. Atingiu a região oeste do país no dia da República, quando a ÍNDIA comemora os 51 anos da Constituição republicana. Na cidade de AHMEDABAD pelo menos 250 pessoas morreram por desmoronamento de 50 prédios. MAIS DE DUAS MIL PESSOAS morreram, pelo menos três mil ficaram feridas e cerca de cinco mil estão desaparecidas em conseqüência desse terremoto.

O EX–DITADOR AUGUSTO PINOCHET foi internado após sofrer isquemia cerebral. Foi levado para o HOSPITAL MILITAR DE SANTIAGO. O GENERAL DA RESERVA JOAQUIN LAGOS OSÓRIO teria dado uma entrevista responsabilizando o general PINOCHET pelos crimes da chamada   “CARAVANA DA MORTE”.

Na VENEZUELA, 24 pessoas morreram na queda do velho avião DC-3, da Companhia RUTACA, que caiu ontem à noite sobre um bairro de CIUDAD BOLIVAR, a 450 km de CARACAS. As vítimas voltavam do PARQUE CANAIMA (sul da VENEZUELA) e tinham como destino à ilha turística de MARGARITA, 320 km a nordeste de CARACAS.

Assisto o jogo BRASIL 4 x COLÔMBIA 1 pelo Campeonato Sul-Americano sub-20, no EQUADOR.

A BANDEIRANTES apresenta o filme CONFISSÕES DE UM ASSASSINO, de 1995. A direção é de TIM METCALFE. Iniciando sua carreira como guarda numa penitenciária de segurança máxima, o jovem e idealista HENRY LESSER (ROBERT SAN LEONARD) conhece CARL PANZRAM (JAMES WOODS), um prisioneiro que se julga irrecuperável. Acreditando que ainda exista algo de bom em CARL, HENRY o incentiva a escrever a história de sua vida. Contrariando o regulamento da prisão, arranja-lhe papel clandestinamente e, diariamente, quando termina o seu plantão, leva consigo as páginas já escritas por CARL. À medida que vai lendo o material, HENRY descobre um homem extremamente inteligente mas cheio de ódio e fúria, um verdadeiro assassino.
           

2 002:  -  SÁBADO
Neste sábado procuro concatenar minhas idéias quanto aos serviços que terei na semana que vem, principalmente na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, quando precisaremos manter contatos com a COMISSÃO ORGANIZADORA DOS SETENTA ANOS DA REVOLUÇÃO DE 32. Também terei de aprontar muita coisa no MMDS, um tanto desativado neste mês por causa da inércia de certos oficiais.

Pelo TORNEIO RIO-SÃO PAULO, o CORINTHIANS bateu o AMERICANO por 3 a 0, no CANINDÉ. Os gols foram marcados por RICARDINHO, LUIZÃO e GIL. Em CAMPINAS, o treinador CELSO ROTH amargou a primeira derrota a frente do SANTOS ao perder para a PONTE PRETA por 3 a 1. ODVAN abriu o marcador para a equipe santista, mas WASHINGTON (2) e ADRIANINHO decretaram a virada no placar. Outro resultado: FLAMENGO 1 x GUARANI 1.

A polícia pode finalmente ter levantado pistas mais consistentes sobre o assassinato do prefeito de SANTO ANDRÉ, CELSO DANIEL, e da conexão do crime com o resgate, por helicóptero, de dois detentos num presídio em GUARULHOS. Ontem, foi localizado no EMBU um cativeiro e um SANTANA semelhante ao que teria sido empregado na abordagem do prefeito. Também foi encontrada uma BLAZER cuja descrição bate com a do outro veículo usado pelos seqüestradores. “A polícia está muito perto de chegar aos culpados”, disse hoje o deputado federal LUIZ EDUARDO GREENHALGH, que acompanha as investigações.

O executivo ROBERTO DUARTE, ex–dirigente do BANCO NACIONAL, com mandado de prisão decretado, entregou-se hoje à polícia. Agora, são oito os ex–diretores do banco presos. Esperando recorrer em liberdade da condenação a penas de 21 a 29 anos por gestão fraudulenta e formação de quadrilha, eles pediram habeas-corpus que não obtiveram.

A atriz RUTH DE SOUZA, de 74 anos, foi internada no Hospital COPA D´OR, no RIO, após sofrer uma crise de hipertensão arterial. RUTH DE SOUZA interpreta , atualmente, a personagem MOCINHA, na novela O CLONE, da rede GLOBO.

FALECEU um dos coronéis da velha guarda da antiga FORÇA PÚBLICA, onde entrou em 1938, com a idade de 18 anos, MÁRIO NEVES. Começou sua vida profissional no velho quartel do Centro de Instrução Militar. MÁRIO NEVES comandou várias OPMs, passando para a reserva no posto de CORONEL, escolhendo SANTOS para sua morada.

NAUFRÁGIO DE BARCO EM FESTA POLÍTICA MATA SETE NO AMAPÁ:- Sete pessoas morreram no naufrágio de um barco que levava uma comitiva do PSDB, hoje pela manhã, no rio JARI. O barco CIDADE DE ÓBIDOS 1 se chocou com uma balsa e teve seu casco rasgado.

O comerciante CARLOS ROBERTO VILAS BOAS, de SALTO, foi encontrado em uma estrada de terra, na periferia de HORTOLÂNDIA, após dois dias seqüestrados. VILAS BOAS apresentava queimaduras de cigarros nos braços e no abdômen e contou que recebeu choques elétricos. Ele também afirmou que apanhou no cativeiro . “Eles me obrigavam a consumir bebida alcoólica e remédios”. QUANDO FOI ENCONTRADO, VILAS BOAS delirava. Esse foi o sexto seqüestro na região de CAMPINAS, em 2002.

Depois do primeiro panelaço nacional de sua gestão, que avançou pela madrugada com tumultos e teve 67 prisões, o presidente argentino EDUARDO DUHALDE pediu cuidado ao país para “não gerar uma tragédia maior” e não cair na tentação de acreditar que os problemas podem ser solucionados com “bagunça e barulho”.

Nova edição do FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL terá início no dia 31 de janeiro, em NOVA YORK. Como sempre, haverá a presença maciça de chefes de Estado e de governo, empresários, políticos, intelectuais e artistas, para discutir temas como a recessão global, o ataque ao terrorismo e a crise argentina. No mesmo dia, começará em PORTO ALEGRE o FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, com os mesmos temas e os inevitáveis questionamentos à globalização. 

ABERTO DE TÊNIS DA AUSTRÁLIA. Entre as mulheres, a americana JENNIFER CAPRIATI conquistou o BICAMPEONATO ao vencer MARTINA HINGIS.

O leão MARJAN, de 48 anos, símbolo da resistência da capital do AFEGANISTÃO morreu. Sobreviveu no zoológico de CABUL durante a guerra que levou os talebans ao poder nos anos 90 e aos recentes bombardeios americanos. Passou fome e recuperou-se de um ataque de granada. Morreu de causas naturais.

Foi revelado neste dia, 26, que a ex–primeira ministra da INGLATERRA, MARGARET THATCHER, de 76 anos, sofreu um derrame em dezembro de 2001. Recuperou-se sem sofrer seqüelas. Ela governou a INGLATERRA entre 1979 e 1990.

INTERNADO o líder espiritual tibetano, DALAI LAMA. Ele foi levado a um hospital da ÍNDIA com problemas no estômago depois de ficar internado por uma semana em um monastério budista.

2 003   :  -  DOMINGO
LUCINDA queixa-se de sua mãe. Novamente está vendo coisas e pessoas no quarto e teima com a realidade (para ela) dessas visões. Não quer que a LUCINDA assista televisão, mandando “desligar a m...”; amanhã, dia 27, vai completar o quinto mês de sua permanência em casa. Os problemas mentais não estão só atacando dona ESMERALDA. Quando o PM JOÃO me leva até POÁ, ele demonstra uma ira, um ódio, uma revolta tremenda pelos poderes constituídos, pelos americanos, pelos símbolos da Pátria, totalmente em desequilíbrio com a normalidade. Mas a coisa não fica só nisso. Na casa de minha mãe, vamos encontrar dona ALICE com problemas físicos tremendos, naturais pela sua idade avançada – 94 anos – mas também com falhas mentais, esquecendo-se de datas e de nomes, que durante muitos anos não acontecia. Essas situações vão me estragar com o domingo. Apesar disso tudo, tendo manter a tranqüilidade porque não vou consertar o quadro que está desenhado na minha vida, na presente atualidade. Tenho de me conformar e analisar o que deverei fazer de melhor para não agravar mais a situação.
O RENATO VENTURA está com problemas mecânicos em seu carro. Ele esteve na casa de minha mãe, tendo-lhe feito compras. Não mais volta e, no horário do retorno, encaminho a pé até a estação. Estou com sorte. O trem chega comigo. Em GUAIANASES, a baldeação é feita sem problemas. Embora esteja nublado, também não sou surpreendido pela chuva. Chego em casa, quarenta minutos adiantados, numa das viagens mais rápidas que já fiz para retornar de POÁ.

O procurador de Justiça LUÍS FELIPPE FRANÇA RAMOS, assassinado no sábado, dia 25, foi enterrado no Cemitério Ordem Terceira do Carmo, na Consolação. A polícia civil de CUBATÃO prendeu hoje dois adolescentes e um homem acusados de matar o procurador. Outros quatro integrantes da quadrilha, acusada de vários assaltos, estão foragidos.

Um deslizamento de terra matou, em ITAQUAQUECETUBA, a jovem APARECIDA MARTINS RAIMUNDO, de 15 anos. Os irmãos DANIEL APARECIDO MARTINS RAIMUNDO, de 4 anos, e PATRÍCIA APARECIDA MARTINS, de 9 anos, ficaram feridos. A casa em que moravam foi soterrada por um deslizamento de terra.

Campeonato Paulista: MARÍLIA 0 x CORINTHIANS 2; SANTO ANDRÉ 2 x SANTOS 2; PAULISTA 2 x SÃO PAULO 1; PALMEIRAS 2 x MOGI MIRIM 1; PORTUGUESA 0 x SÃO CAETANO 3; GUARANI 4 x UNIÃO BARBARENSE 0; ITUANO 2 x PONTE PRETA 1; JUVENTUS 1 x PORTUGUESA SANTISTA 2; UNIÃO SÃO JOÃO 0 x AMÉRICA 2.

Com dois gols de CLEITON XAVIER, a seleção brasileira sub-20 derrotou o EQUADOR por 2 a 0 e ficou a um empate do MUNDIAL da categoria, que será realizado em abril, nos EMIRADOS ÁRABES. Com a vitória, o time do técnico VALINHOS chegou aos sete pontos e divide a segunda colocação do hexagonal decisivo da competição com a COLÔMBIA. O primeiro lugar é da ARGENTINA, que com o empate contra o PARAGUAI, chegou aos oito pontos e já carimbou o seu passaporte para o MUNDIAL.

ANDRE AGASSI atropelou o alemão RAINER SCHUETTLER e conquistou pela quarta vez o ABERTO DA AUSTRÁLIA – as outras foram em 1995, 2000 e 2001. O jogador, de 32 anos, é o décimo tenista a ganhar oito GRAND SLAMS.
 
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA propôs hoje, no FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL DE DAVOS, na SUÍÇA, a criação de um fundo internacional para combater a miséria e a fome. Na prática, procurou credenciar-se como porta-voz do mundo em desenvolvimento. Pediu o fim do protecionismo, maior disciplina do fluxo de capitais e a universalização dos avanços científicos. Seu discurso também procurou explicar o momento econômico nacional: “O BRASIL tem que sair do círculo vicioso de contrair novos empréstimos para pagar os anteriores”. Num encontro dominado pelo tema da guerra ao IRAQUE, LULA firmou posição pela solução negociada. LULA teve encontros com BILL GATES e GEORGE SOROS e hoje mesmo chegou a BERLIM.

O presidente do PT, JOSÉ GENOÍNO, foi atingido por uma torta, hoje à tarde, em PORTO ALEGRE, por uma ativista que disse pertencer à organização CONFEITEIROS SEM FRONTEIRAS. “LULA não apresenta a gente em DAVOS”, declarou ela ao jogar a torta no rosto de GENOÍNO.

CONQUISTOU o 57º troféu da sua carreira a tenista checa naturalizada americana MARTINA NAVRATILOVA. Com a vitória no torneio de duplas mistas do ABERTO DA AUSTRÁLIA, em parceria com o indiano LEANDER PAES, NAVRATILOVA, de 46 anos, tornou-se a jogadora mais velha a vencer um torneio de GRAND SLAM, circuito dos quatro mais importantes campeonatos de tênis. Em MELBOURNE.

TROPAS ISRAELENSES mataram pelo menos 12 pessoas e feriram mais de 50, na noite de ontem e na madrugada deste domingo, na incursão que está sendo considerada a maior do Exército de ISRAEL na FAIXA DE GAZA desde o início da atual INTIFADA, há dois anos. Cerca de 50 tanques e veículos blindados escoltados por helicópteros entraram na cidade por três lugares diferentes, em torno das 22 horas de 24 de janeiro.

A RÚSSIA perdeu neste domingo um de seus maiores ídolos, VALERY BRUMEL, seis vezes recordista de salto em altura, morreu aos 60 anos, depois de longa enfermidade. O ex–atleta ficou famoso na década de 60 pelas marcas que obteve e também por interromper longa hegemonia norte – americana na modalidade. BRUMEL nasceu em 1942, em TOLBUZIN, na SIBÉRIA, e era descendente de ucranianos. Nos Jogos Olímpicos de ROMA, em 1960, com apenas 18 anos, surpreendeu o mundo ao ficar com a medalha de prata, atrás de ROBERT SHAVLAKADZE e à frente de JOHN THOMAS, dos EUA, e seu maior rival, naqueles tempos de Guerra Fria. Em 18 de junho de 1961, BRUMEL estabeleceu sua primeira marca mundial, ao saltar 2m23, em competição em MOSCOU. BRUMEL era venerado na UNIÃO SOVIÉTICA como personagem de máxima grandeza, como YURI GAGARIN, o primeiro homem a entrar em órbita terrestre. A carreira foi truncada em outubro de 1965, em acidente de moto. Um amigo lhe ofereceu carona, houve a derrapagem e a perna direita teve fraturas múltiplas.

FALECEU o ator italiano LEOPOLDO TRIESTE, num hospital de ROMA, de infarto. Tinha 85 anos. Em 56 anos de carreira, iniciada após a 2ª GRANDE GUERRA, TRIESTE trabalhou em mais de cem filmes, escreveu o roteiro de 11 e dirigiu 2. Nascido em REGGIO CALABRIA, em 1917, firmou-se inicialmente como dramaturgo, antes de virar roteirista de JUVENTUDE PERDIDA, de PIETRO GERMI, em 1947. Para GERMI, também foi ator em DIVÓRCIO À ITALIANA, em 1961. Integrou o elenco de FRANCIS FORD COPPOLA na monumental saga O PODEROSO CHEFÃO. TRIESTE foi ator dos primeiros filmes de FEDERICO FELLINI, no começo dos anos 50. Fazia o marido abandonado pela mulher na noite romana, em ABISMO DE UM SONHO; era um dos vitelloni no clássico OS BOAS–VIDAS.

FALECEU o pianista JOHN BROWNING, ganhador do GRAMMY em 1991 e em 1993. Ele era um artista refinado, reservado e elegante. Nos EUA, aos 69 anos, de infarto.

ASSISTO na BANDEIRANTES o filme BELEZA ROUBADA. Direção de BERNARDO BERTOLUCCI, produção de 1996, com LIV TYLER, JEREMY IRONS, SINEAD CUSACK, STEFFANIA SANDRELLI, JEAN MARAIS e CARLOS CECCHI. Garota americana realiza o rito de passagem na TOSCANA, enquanto visita amigos da mãe que morreu, tentando decifrar o mistério da identidade de seu pai. Muita delicada e bonita a análise que o cineasta faz dos sonhos de sua geração, que quis mudar o mundo nos anos 60 e agora morre com o personagem de JEREMY IRONS. O mais belo filme de BERTOLUCCI.

2 004   :   -    SEGUNDA-FEIRA
Depois de um dia de muita atividade, como foi o domingo, dia dos 450 anos de SÃO PAULO, quando demos posse aos novos dirigentes da ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA, na parte da manhã e, na tarde, no INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE S. PAULO, vamos hoje entrar numa outra luta, cruciante para os destinos da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Assim é que, enfrentando o mau tempo, saio de casa por volta das 7 horas e, às 8:30 horas, estou chegando na casa do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Vamos então para o escritório do GENERAL EUCLYDES BUENO FILHO, aonde vão chegando os representantes da FARAH SERVICE (o advogado TOSO); da BENETON; da CO RESTAURO (FRANCISCO ZORZETE); os advogados do escritório do general (advogado HERBERTO e outros). A reunião explora todos os lances do restauro do Obelisco, desde o seu início até os dias atuais, quando todos nós sofremos as investidas do neto do arquiteto GALILEO EMENDÁBILI que “quer” uma indenização por danos morais, ou seja, “dinheiro”, às custas de escândalo, teatro preparado por ele (chegou a chorar ao ver os caixões empilhados no interior do Monumento), inverdades: como o “terror” em que se encontra o OBELISCO e outras coisas mais (seria por demais extenso colocar aqui todas as cretinices desse aproveitador). A CONCLUSÃO que se chegou é que a SOCIEDADE dará uma ENTREVISTA COLETIVA à imprensa falada e escrita a fim de esclarecer as mais desencontradas versões. O presidente da Sociedade convidará: os jornalistas, os conselheiros e aqueles que quiserem fazer parte da COLETIVA, onde estarão presentes os engenheiros responsáveis pelas obras do restauro.
São mais de 13 horas quando termina a reunião. O Sr. MARCONDES fica na sua residência e ele me manda conduzir, em seu carro, guiado pelo CLÁUDIO, até a Sociedade.
Tenho uma tarde atribulada. Vários contatos são feitos a respeito dessa ENTREVISTA COLETIVA, que passará a ser o ponto principal nosso nesses dias que a antecedem.
Recebo um telefonema de uma pessoa lesada por PAULO EMENDÁBILI, senhor SALVATORE, FONE 2227 3131 Ramal 220, que me explica os “podres” da família EMENDÁBILI, tendo-o lesado em ILHA BELA, onde possuía um terreno e ali foi construída uma pousada por alguém dessa família. Disse SALVATORE que a família do escultor andou pagando dívidas com estatuetas e que houve já condenações várias vezes. Convido-o para a entrevista coletiva do dia 29.
FICAM SABENDO DA ENTREVISTA: o veterano e conselheiro GERALDO  PIRES DE OLIVEIRA, ex-presidente da Sociedade ; o ex-comandante do Exército Constitucionalista e nosso conselheiro GINO STRUFALDI; a CASA MILITAR (através de telefonema com o Cel ALEGRETTI; o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO; a repórter VIVIANE SOUSA, da TV-CULTURA; TENENTE BARRETO; CORONEL RENALDO. O GENERAL BUENO encarregar-se-á de fazer demais contato com a mídia, pois a Sociedade não tem infra-estrutura para um evento dessa envergadura.
Deixo a Sociedade cansado (nem almocei hoje). A volta para casa é muito difícil. O ônibus se arrasta na marginal do TIETÊ e mesmo na DUTRA enfrenta congestionamentos por causa do mau tempo.
Em casa, encontro muita coisa alterada: parte dos móveis da cozinha está na sala (inclusive o fogão e a geladeira), a parede da cozinha está rasgada para ser construída uma coluna de sustentação da laje, fora as transformações já sofridas na semana passada (não sei se o “horror do Obelisco, preconizado pelo ignorante PAULO EMENDÁBILI, é melhor ou pior do que a situação da minha casa). Isso é algo que também vai me preocupar, além dos problemas que tenho na Sociedade (sorte é que os criados na AORPM já foram para mim superados, ficando o resto a critério do novo presidente, o Cel HERMES CRUZ). 
Tenho o dissabor de saber dos problemas que minha mãe vem passando, através de um telefonema porque ela foi obrigada a sair de sua casa, depois de quase viver os seus 95 anos ali, porque o estuque precisa  sofrer uma reforma. Converso com ela sobre essa triste situação.

A nova novela da GLOBO –DA COR DO PECADO- que fica no lugar da maluca KUBANACAN- estréia hoje com sabor de cinema. Repete idéias de “CENTRAL DO BRASIL” e tem uma subtrama que lembra “CELEBRIDADE”. TAÍS tem a cor do pecado na nova novela das 7. Logo na abertura, REYNALDO GIANECCHINI, de máquina fotográfica a tiracolo, encontra TAÍS, que dança nas ruas de LENÇÓIS, no MARANHÃO. Essa abertura daria uma comparação interessante com o novo filme de CARLOS REICHENBACH, se AS GAROTAS DO ABC já tivesse estreado. PRETA (TAÍS) troca olhares com RACO (GIANECCHINI) que baixa os olhos, num recato quase feminino. PRETA tem uma banquinha que vende ervas medicinais na rua. PACO é botânico. Interessa-se pelo assunto. Quando ele cheira uma erva na banca, a dançarina das ruas surge diante dele. PACO é rico, filho do poderoso LIMA DUARTE. E, no RIO, bem longe do local onde a dupla inicia seu romance, GIOVANNA ANTONELLI, estreando como vilã –filha de MAITÊ PROENÇA!-, trama para ficar com o ricaço PACO. DA COR DO PECADO –a música famosa de BORORÓ serve de fundo para os créditos- vai tratar agora do racismo na sociedade brasileira. PRETA é pobre, uma filha do povo. Não será bem aceita pelo pai de PACO, que vai achar que se trata de uma cavadora de ouro- posto já ocupado por GIOVANNA ANTONELLI. 
           
Com LULA fora do País, o ministro-chefe da CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU, começou a desempenhar hoje seu novo papel de “gerentão do governo”, cumprindo uma agenda de presidente da República. Recebeu novos e antigos ministros, líderes partidários e ainda tentou conter crises internas criadas pela reforma ministerial. Entre outros visitantes, ele recebeu os novos ministros da EDUCAÇÃO, da PREVIDÊNCIA, da COORDENAÇÃO POLÍTICA e do CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL.

Era um assalto comum, até que os ladrões descobriram que uma das vítimas era militar. A partir daí aconteceu o crime que revoltou a população da Baixada Santista. O cabo do Exército MARCEL RODRIGO GONÇALVES, de 21 anos, e seu amigo JOSÉ CARLOS DE SOUZA JÚNIOR, estudante de Direito, de 22 anos, foram levados para um matagal na FAVELA NOVA ALDEIA e lá foram executados e enterrados. Amarrados, os turistas tiveram de esperar os marginais abrirem a cova e foram obrigados a ficar de joelhos para cada um receber um tiro na nuca. Uma bala falhou e um dos rapazes pode ter sido morto a golpes de enxada, pois tinha ferimentos na cabeça.
Os dois amigos passavam férias em PRAIA GRANDE com parentes e na sexta-feira, dia 23, resolveram assistir ao show da banda CHARLIE BROWN JÚNIOR, que se apresentava no AVELINO´S, localizado em PEREQUÊ, no GUARUJÁ. Pouco antes da meia-noite, decidiram parar na PRAIA DA ENSEADA, onde foram abordados por quatro ladrões, que acabaram descobrindo que GONÇALVES era militar.
OS EUA começaram a enfrentar no final da semana as piores conseqüências do inverno. Com a primeira grande nevasca do ano, o País registrou 25 mortes, a maioria causada por acidentes automobilísticos. De costa a costa ao norte do País, as escolas foram obrigadas a cancelar as aulas. Dezenas de vôos também tiveram de ser adiados. As piores tempestades foram registradas em DAKOTA DO NORTE.
   
Um ônibus transportava 50 pessoas para o hospital de SOROCABA e ficou isolado por causa da chuva ao passar em uma ponte da estrada SP-250, em SÃO MIGUEL ARCANJO. Os passageiros tiveram de sair pela janela porque o veículo estava sendo encoberto pela água. O resgate foi feito com auxílio de um bote dos bombeiros e de um helicóptero da PM. Ninguém ficou ferido. Em ITAPETININGA, também na região de SOROCABA, três pessoas morreram após um deslizamento.

O cantor e ministro da CULTURA, GILBERTO GIL, foi anunciado como a atração da abertura do festival ROCK IN RIO LISBOA, que se inicia em 29 de maio, na capital portuguesa. BRITNEY SPEARS, ALEJANDRO SAZ, STING e IVETE SANGALO também estarão no hospital.

O conselheiro RENATO MARTINS COSTA tomou posse hoje na presidência do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. CLÁUDIO FERRAZ DE ALVARENGA e RÓBSON MARINHO também foram empossados na vice-presidência e na corregedoria, respectivamente. COSTA, que substituiu FÚLVIO JULIÃO BIAZZI, foi eleito por unanimidade em dezembro de 2 003 e exercerá o mandato por um ano.

DESTITUÍDO o técnico da Seleção Brasileira Sub-23, RICARDO GOMES. Na véspera, GOMES assumiu a responsabilidade pela desclassificação da equipe para a Olimpíada de ATENAS, depois da derrota para o PARAGUAI por 1 a 0, em VIÑA DEL MAR, no CHILE, enquanto apenas o empate já seria suficiente para garantir a vaga.

DECRETADA a prisão, por sonegação fiscal, do empresário CARLOS LIBONI, vice-presidente da Federação das Indústrias de SÃO PAULO. Ele é um dos seis sócios da empresa SMAR EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS, que teria deixado de recolher 250 milhões de reais em impostos, nos últimos 20 anos. 

Em camarote blindado, LULA vê desfile militar na ÍNDIA. Convidado de honra para o DIA DA REPÚBLICA, o presidente LULA viu o poderio militar da ÍNDIA, que exibiu tanques de guerra, artilharia anti-aérea e mísseis. Camelos enfeitados que fazem a patrulha na fronteira com o PAQUISTÃO, e elefantes com adornos foram a grande atração da festa. LULA assistiu tudo de um camarote blindado, ao lado do presidente ABDUL KALAM. A primeira-dama MARISA LETÍCIA estava lá, mas, seguindo o rígido protocolo, ficou longe do marido. Avisado de que poderiam haver manifestações hostis e até um atentado, o governo indiano reforçou o esquema de segurança e pôs nas ruas 60 mil homens. Alheia aos rumores, uma multidão de 800 mil pessoas prestigiou o desfile.

FALECEU no domingo o atacante húngaro MIKLOS FEHER, de 24 anos, durante o jogo do BENFICA contra o VITÓRIA, em GUIMARÃES, pelo Campeonato PORTUGUÊS. O atacante húngaro teve parada cardíaca, provavelmente causada por uma trombose pulmonar. A surpresa de todos no BENFICA foi muito grande porque FEHER parecia ter uma saúde de ferro. A tragédia abalou PORTUGAL. Foram mostrados pela TV várias vezes, ao longo do dia, os últimos momentos de FEHER. Ele aparece sorrindo depois de levar cartão amarelo por atrapalhar cobrança de um lateral e logo depois curva o corpo. Na seqüência, cai, bate a cabeça e desfalece.
A morte de MIKLOS FEHER é o segundo de um jogador de futebol profissional em menos de um ano. No dia 26 de junho de 2003, o zagueiro camaronês MARC-VIVIEN FOE proporcionou cenas semelhantes ao do húngaro. Na semifinal da COPA DAS CONFEDERAÇÕES, disputada na FRANÇA, entre CAMARÕES e COLÔMBIA, o jogador caiu em campo a 15 minutos do fim da partida e desesperou seus companheiros, adversários e o árbitro. Aos 28 anos, ele foi vítima de uma morte súbita, causada por parada cardíaca.

Foi divulgado nesta segunda-feira que o fundador da MICROSOFT, BILL GATES, será o próximo homenageado com um título honorário de nobreza da rainha da INGLATERRA. A data da cerimônia, a ser realizada no PALÁCIO DE BUCKINGHAM, em que GATES se tornará Cavalheiro Comandante da Excelentíssima Ordem do Império Britânico, ainda não foi acertada.

O presidente GEORGE W. BUSH anunciou a prisão no IRAQUE de HASAN GUL, um alto dirigente do grupo terrorista AL QAEDA. BUSH afirmou que GUL era ligado a KHALID SHEIKH MOHAMED, um dos mentores dos atentados de 11 de setembro de 2001, detido no PAQUISTÃO em março de 2003.
     
LIBERTADA LIONEL TATE, de 16 anos, condenado à prisão perpétua pela morte de uma menina de 6 anos, TIFFANY EUNICK. O crime ocorreu há quatro anos e TATE havia sido preso há três anos. O réu mais jovem da história americana  foi solto por uma corte de apelação. Na época, TATE disse que a morte foi acidental porque apenas brincava de reproduzir cenas de luta livre vistas na TV. A condenação foi anulada por falta de avaliação das condições mentais do réu na época do julgamento. Num acordo com a promotoria, TATE aceitou confessar o crime e cumprirá mais um ano de prisão em regime domiciliar.

INDENIZADOS 1.800 sobreviventes das atrocidades cometidas pelo médico nazista JOSEF MENGELE. Eles receberam 15.300 reais cada um.

2 005  :  -   QUARTA-FEIRA
Estréia, nesta quarta-feira, “MEU CARO AMIGO”, primeiro de três documentários sobre o cantor e compositor CHICO BUARQUE realizados pela DIRECT TV e pela ANCINE (AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA). Com uma hora e dez minutos de duração, o trabalho passa a limpo vida e obra de CHICO, com depoimentos dele, além de imagens e fotos que mostram o artista desde a juventude até os dias de hoje. Nesse primeiro episódio, o cantor fala sobre suas parcerias mais marcantes. Logo de cara, entra uma gravação dele com TOM JOBIM cantando “FALANDO DE AMOR” – a presença de TOM é constante ao longo do filme. Depois, ele lembra de VINICIUS DE MORAES, ELIS REGINA e FRANCIS HIME, co-autor da música que dá título ao documentário. Também destaca canções feitas com EDU LOBO, TOQUINHO, GAL COSTA e DJAVAN. E, para os fãs, uma surpresa: CHICO cantando “RENATA MARIA”, música inédita gravada duas semanas antes dessa exibição na TV.

Do Ritual de Proteção ao Fogo Sagrado, a cargo dos pajés guaranis, ciangangues e xoclengues, às 6 horas, ao show com artistas de cinco continentes, às 20 horas, o dia abertura do 5º Fórum Social Mundial, hoje, será todo festivo, antecipando uma maratona de 2 mil debates e 400 atividades culturais prevista para começar amanhã e prosseguir até a próxima segunda-feira. Na terça-feira, o encerramento será novamente uma festa. O grande momento da abertura será, como sempre, a Caminhada pela Paz. A partir das 18 horas, milhares de pessoas, representando organizações não-governamentais de todo o mundo, exibem suas lutas com trajes típicos, faixas e fantasias. O grupo australiano SNUFF PUPPETS promete levar bonecos gigantes, com 4,5 metros de altura, à parada. O percurso começa no Largo GLÊNIO PERES, no centro, e vai até o anfiteatro PÔR-DO-SOL, à beira do LAGO GUAÍBA. Lá será a vez de artistas como o brasileiro GILBERTO GIL, o haitiano LUCK MERVIL e o franco-espanhol MANU CHAO, além dos grupos Q BETA (SICÍLIA), MA´AFRIKA (UGANDA(), ROCK PLATINO (ARGENTINA) e LA PHAZE (FRANÇA). Não há previsão de pronunciamentos em nenhuma atividade do primeiro dia do evento.

Um princípio de incêndio em um trem da Linha 3 (VERMELHA) do METRÔ, nesta manhã, assusta passageiros na estação TATUAPÉ. Às 7:09 horas, funcionários notaram a falha, devido à fumaça que saía do trem, que estava parado na estação e seguiria para ITAQUERA. O trem foi rapidamente esvaziado. Foi o terceiro problema na linha nos últimos dez dias. Havia poucos passageiros no trem, mas o suficiente para deixar os demais preocupados nas outras estações da LINHA VERMELHA. Esses incidentes repercutem em todas as estações do metrô.

Hoje é um dia de muita chuva, totalmente ruim para se sair de casa. Mas tenho alguns compromissos que irão render algum dinheiro e preciso pagar algumas dívidas que a LUCINDA me obrigou a fazer quando o dinheiro de janeiro tornou-se por demais curto. Assim é que presido a reunião dos oficiais por volta das 13 horas, discutindo nossas atividades nesta semana quebrada por causa do feriado de ontem. A onda de sequestros que atormenta a vida do paulistano requer mais atenção nossa durante as palestras. Há um descrédito total com relação às nossas polícias e isso também influencia na maneira como dirigimos nossos trabalhos. Depois, AMÉRICO acompanha-me até o POUPATEMPO, onde ele pretende entrar na internet para buscar dados que nos interessam. Não conseguimos tal e vamos então até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A funcionária MÔNICA ajuda-nos. Nisso chega o Sr MARCONDES. Diz ele que dona JÚLIA não anda bem e a família pensa em interná-la no Hospital ALEMÃO. Conversamos a respeito do futuro do MMDC. Quando roubaram os computadores da Sociedade o Sr MARCONDES conseguiu emprestar dois deles pelo período de 60 dias. Esse tempo já se escoou e ele quer devolvê-los. Mantenho contato telefônico com o CORONEL RENALDO, pois ele conseguiu uma promessa de arrumar os aparelhos com o CORONEL VALÉRIO. Fica o RENALDO incumbido de ligar com o seu companheiro para resolver esse problema. Faço ver ao presidente que precisamos marcar a data de reunião do CONSELHO DELIBERATIVO para poder dar continuidade às atividades da Sociedade. Isso fica para ser estudado após o carnaval, em princípio de fevereiro.     

O tempo frio e chuvoso obrigou o paulistano a tirar o casaco do armário. A temperatura caiu para 16,6 graus na Capital. Dessa maneira retorno a GUARULHOS, embaixo de chuva.

O município de SÃO JOAQUIM (SC) teve hoje a madrugada mais fria registrada em janeiro nos últimos 50 anos. A temperatura chegou a 3,5 graus C e houve formação de uma geada leve. A temperatura mínima média no mês é de 13 º C. Em CAMBARÁ DO SUL, no norte do RIO GRANDE DO SUL, a temperatura chegou a 5 º C.

Um deslizamento de terra na rodovia RÉGIS BITTENCOURT, principal via de ligação entre SÃO PAULO e a região sul, provocou o desmoronamento de parte de uma ponte sobre o rio CAPIVARI, no município de CAMPINA GRANDE DO SUL, a cerca de 40 km de CURITIBA. Uma pessoa morreu e três ficaram feridas. A estrutura ruiu por volta das 22:45 horas de ontem, deixando um abismo de 70 metros entre a cabeceira da ponte e a segunda linha de colunas de sustentação. Pelo menos dois caminhões passavam pelo trecho no momento do rompimento da ponte. Um deles escapou e o outro, uma carreta carregada de pneus, ficou suspenso, preso pelo cavalo mecânico. A cabine ficou submersa e o motorista, ainda não identificado, morreu. O caminhão foi içado e o corpo, resgatado quase 18 horas depois do acidente. A estrada ficou completamente interditada durante a madrugada. A pista no sentido SÃO PAULO-CURITIBA só foi liberada às 9:30 horas. O congestionamento em direção ao PARANÁ chegou a 114 quilômetros. Por causa do desmoronamento, o trecho que antes era usado apenas no sentido SUL do país passou a ter mão dupla.

O Departamento de Aviação Civil (DAC) anunciou na noite de hoje o cancelamento das últimas oito linhas que a VASP tinha autorização para operar. Apesar da medida, ela não teve cassada sua concessão para voar. Hoje à tarde, os aeronautas da aérea (pilotos e comissários) decidiram cruzar os braços a partir da zero hora de amanhã por conta de diversas irregularidades trabalhistas que vêm sendo cometidas pela empresa. Antes da assembléia, chegou-se a aventar a possibilidade de pedido de demissão coletiva por parte dos pilotos, mas a decisão acabou sendo pela greve. A VASP não realizou o pagamento dos salários de dezembro. Em alguns casos, os salários de novembro também não foram depositados. Além disso, a empresa não está pagando as diárias de alimentação, horas de vôo, férias e 13º salário, de acordo com a convenção coletiva. Hoje,  a VASP voltou a cancelar quatro vôos em GUARULHOS. Apenas uma decolagem ocorreu, com destino a FORTALEZA, no CEARÁ.

Após quase três meses presos nos EUA, o paraibano MIZAEL CABRAL, de 28 anos, e o carioca DANIEL CORREA, de 29, chegaram ao BRASIL hoje à noite. Os amigos foram presos no final de outubro no aeroporto de MIAMI, depois de brincarem com agentes dizendo que tinham uma bomba na mala. Ainda em CUMBICA, os dois se mostraram revoltados pela forma que foram tratados nos EUA. Eles pretendem permanecer no BRASIL e montar uma empresa. “Fomos tratados como terroristas”, lembrou CABRAL. Após resolver o mal-entendido os dois foram liberados. Porém, na seqüência, foram pegos pelo departamento de imigração, pois estavam com os vistos de permanência vencidos. Depois de meses, foram autorizados a aguardar o julgamento em casa. “Tínhamos um bracelete no tornozelo que nos impedia de sair de casa”, lembrou CABRAL. Para poder voltar ao BRASIL eles tiveram de pagar multas que passam dos 18 mil reais.

A biomédica LECY EDUARDA SACCANI, 25 anos, e sua mãe, a costureira aposentada AURORA ETERVINA DA CUNHA SACCANI, de 69 anos, foram mortas com golpes na cabeça, ontem, dentro de casa, em MONTE ALTO (353 km de SÃO PAULO). O crime chocou a cidade que tem 45 mil habitantes. LECY trabalhava no INCOR, em SÃO PAULO. A casa da família fica em uma rua movimentada. LECY, que morava em SÃO PAULO por conta do trabalho, foi até MONTE ALTO no final da semana para comemorar o aniversário de 25 anos, completados no sábado, dia 22. Seu namorado, ÉMERSON EDUARDO GAVA, de 25 anos, disse ter sido o último a vê-la. No final da tarde de ontem, ele disse ter ido até a casa da mãe de sua namorada, mas ninguém abriu a porta – ele então acionou a PM, que precisou chamar um chaveiro. Ao entrar na casa, os policiais viram que a porta da cozinha estava aberta. As vítimas foram encontradas mortas em um dos quartos – uma deitada na cama e a outra no chão, cobertas por lençóis. Havia sangue e marcas de tênis. Elas foram golpeadas na cabeça e na costela por um instrumento de cano longo, como machado, marreta ou mesmo um tubo de ferro. Formada em biomedicina pelo Centro Universitário BARÃO DE MAUÁ, em RIBEIRÃO PRETO, LECY morava com uma amiga em um apartamento próximo ao INCOR havia dois anos e visitava a mãe e o namorado quase todos os finais de semana. Vizinhos contam que a família morava na mesma rua há 50 anos. Viúva, AURORA ficava a maior parte do tempo sozinha.

A senadora ROSEANA SARNEY foi internada na noite de ontem no Hospital SÍRIO LIBANÊS para a retirada de um pólipo no períneo. Hoje, um dia após a cirurgia, ela mesma telefonou para assessores informando sobre a operação. Sob os cuidados do gastroenterologista RAUL CUTAIT e do infectologista DAVI UIP, ela continua internada.

MARIELZA SANTOS, que sofreu um derrame no sábado, dia 22, saiu hoje do Centro de Tratamento Intensivo. Ela foi transferida para um quarto. Segundo o boletim, não é possível saber se ela ficará com seqüelas, pois os movimentos do lado esquerdo de seu corpo não foram recuperados completamente. Terça, ao saber que está fora do “BBB”, ela chorou muito. Não há previsão de alta. A GLOBO tem controlado as ligações para o quarto de MARIELZA.

O capítulo de ontem de “SENHORA DO DESTINO” bateu o recorde de audiência pelo confronto entre NAZARÉ e MARIA DO CARMO. A nordestina interpretada por SUZANA VIEIRA humilha a seqüestradora (RENATA SORRAH), dizendo que, apesar de ela ter criado ISABEL (CAROLINA DIECKMANN), jamais saberá qual é a sensação de carregar um filho no ventre. Além de outras cenas de menor destaque, AGUINALDO SILVA também ousou colocar um palavrão na boca do jornalista DIRCEU (JOSÉ MAYER). Com 60 pontos, superou as duas vezes em que a trama teve audiência de 58 pontos: no dia em que DO CARMO surrou NAZARÉ (26 de outubro) e em 1 º de dezembro, dia em que ISABEL descobriu a verdade (ser filha de MARIA DO CARMO). Os 182 capítulos de “SENHORA DO DESTINO”, que já foram ao ar até agora, registraram média de audiência entre 47 e 48 pontos. A última novela da emissora que teve índices semelhantes, com o mesmo número de capítulos, foi “O REI DO GADO”, exibida entre 1996 e 1997.

O CORINTHIANS vence o ATLÉTICO SOROCABA por 1 a 0, gol de COELHO, e conquistou os seus três primeiros pontos no CAMPEONATO PAULISTA. Foi a última vez que TITE usa a base de 2004. Agora, o time começa nova fase com o aproveitamento dos galácticos. TEVEZ e CARLOS ALBERTO devem pegar o AMÉRICA, no sábado, dia 29.

O PALMEIRAS ganhou do PAULISTA por 3 a 1, no PARQUE ANTÁRTICA. Conquistou a terceira vitória em três jogos e virou líder isolado do PAULISTÃO. NEN marcou o primeiro gol, aos 4 minutos do primeiro tempo. CLAUDECIR fez o segundo, aos 14 minutos. MARCOS descontou para o PAULISTA e DANIEL fechou o placar.

Fotos antigas de um lugar mais civilizado do que a floresta transportam o telespectador para outro espaço em “MAD MARIA”. E mais uma vez a legenda esclarece: “RIO DE JANEIRO’. Como é de praxe na GLOBO, a reconstituição histórica da vida carioca no início do século XX é perfeita, com destaque para a reconstrução do PALÁCIO MONROE, demolido nos anos 1970. Só após uma hora de trama, quando o relógio já marcava quase meia-noite, é que o primeiro beijo aconteceu. Foi no final do capítulo, quando CONSUELO (ANA PAULA ARÓSIO) apareceu tocando piano para o marido no meio do RIO MADEIRA, em cima de uma jangada (ela executa o “GUARANI”, de CARLOS GOMES). O ritmo lento faz lembrar “OS MAIAS”, de 2001, minissérie que também foi dirigida por LUIZ FERNANDO CARVALHO. Outra vez o público sentiu a falta de ação e desligou a televisão. Com média de 31 pontos, “MAD MARIA” perdeu de “UM SÓ CORAÇÃO”, a minissérie anterior, que também flertava com a madrugada e mesmo assim estreou com 35 pontos em janeiro de 2004. E ainda desperdiçou a audiência de “BIG BROTHER BRASIL 5” que fechou a terça-feira, dia de paredão, com média de 50 pontos.

Uma das mais tradicionais bandas carnavalescas de SÃO PAULO, a GUERI-GUERI cancelou o desfile deste ano. O empresário ROBERTO SUPLICY, líder da banda, diz que o motivo é a falta de patrocínio. Criada em 1986, para desfilar pelas ruas dos JARDINS, a GUERI-GUERI (que nos últimos anos percorria o IBIRAPUERA) é formada em sua maioria por ricos foliões. Seria a sua 19 ª edição. Mas ROBERTO SUPLICY diz que esse não é o fim. “A GUERI-GUERI não acabou. Penso em fazer um desfile temporão”, afirma ele, que quer transformar a festa em uma micareta (Carnaval fora de época).

O inquérito policial que apura a responsabilidade pelo desabamento de um galpão em GUARULHOS, no dia 29 de outubro de 2004, deixando seis mortos e 130 feridos, foi concluído no dia 21 de janeiro pelo delegado WILLIAM GRANDE, do 1º DISTRITO POLICIAL. Quatro pessoas foram indiciadas homicídio culposo e uma, por vender bebida alcoólica a menores. No próximo sábado, dia 29, vítimas e familiares, revoltados com a punição – que consideram branda – farão um protesto. Reunir-se-ão às 14 horas no endereço da tragédia.

DIVULGADO o primeiro levantamento nacional sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. A pior situação é a do Estado de PERNAMBUCO, com 70 cidades onde o problema foi detectado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

NEGADO pelo Superior Tribunal de Justiça, do RIO, o oitavo habeas corpus ao pagodeiro BELO, condenado a oito anos de prisão por tráfico de drogas e associação ao tráfico. BELO está preso desde novembro de 2004, quando foi encontrado em um esconderijo em sua casa.
 
A campanha pela libertação do engenheiro JOÃO JOSÉ VASCONCELLOS JÚNIOR, seqüestrado no último dia 19 no IRAQUE, ganhou força hoje com um apelo de RONALDO, jogador da seleção brasileira e do REAL MADRI da ESPANHA, e embaixador da BOA VONTADE DAS NAÇÕES UNIDAS. Na capital espanhola, MADRI, RONALDO disse: “Numa situação tão delicada como essa, já me falaram que eu sou muito querido no IRAQUE, eu peço que haja pelo menos um contato que possa iniciar a negociação para libertar o brasileiro JOÃO JOSÉ VASCONCELLOS, que é mineiro, como a minha noiva. Espero que essa mensagem chegue ao coração dos que o seqüestraram e que tenham um pouco de piedade para que ele possa voltar e curtir seus familiares e amigos”. A mensagem do jogador feita em áudio será traduzida para o árabe e veiculada a partir de amanhã em várias emissoras de televisão do ORIENTE MÉDIO.

Hoje à tarde, numa sessão especial, o primeiro-ministro britânico TONY BLAIR defendeu uma ação internacional contra a mudança climática. O governo dos EUA recusou-se a ratificar o PROTOCOLO DE KYOTO, que trata do assunto. O combate à pobreza foi eleito como prioridade número um, numa consulta a 700 participantes do FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL (64,4%). Em segundo lugar fica a globalização eqüitativa, com 54,9% dos votos. Os três últimos itens foram apontados com votos quase iguais: educação (43,9%), ORIENTE MÉDIO (43,7%) e governança global (43,2%). Governança global foi entendida não como governo mundial, mas como uma estrutura que facilite decisões multilaterais e permita respostas mais eficientes tanto a crises quanto a oportunidades.

PRORROGADA por mais 360 dias a prisão em regime disciplinar diferenciado do chileno MAURÍCIO HERNANDEZ NORABUENA, seqüestrador do publicitário WASHINGTON OLIVETTO. NORABUENA foi condenado a 16 anos de prisão. Encontra-se cumprindo pena em PRESIDENTE BERNARDES, interior paulista.

O destino andou reto, em alta velocidade e numa linha de estrada de ferro de LOS ANGELES, nesta quarta-feira. O destino de 210 pessoas descarrilou porque uma outra pessoa mudou a idéia que tinha do seu próprio destino. Essa pessoa, a que mudou de idéia e embaralhou todos os destinos, é o jovem JUAN MANUEL ALVAREZ. Ele queria se suicidar: feriu os pulsos e esfaqueou o peito, mas ainda assim conseguiu dirigir por um curto trajeto a sua caminhonete e a estacionou cruzada sobre a linha férrea. Ficou esperando algum trem se aproximar. Esperou. De repente, não apenas um, mas dois trens e em sentido contrário avançavam em direção ao seu carro. JUAN MANUEL mudou de idéia, não quis mais a morte como destino, e saltou rápido da caminhonete. Os trens rangeram esganiçados os seus freios, descarrilaram e se espatifaram um contra o outro. Dez mortos e duzentos feridos. JUAN MANUEL não sofreu sequer um arranhão em conseqüência da trombada ferroviária – e sobreviveu apesar dos autoferimentos que produzira. Foi preso e será processado por homicídio.
Hoje foi o dia em que morreram mais americanos no IRAQUE desde que os EUA ocuparam o país há 22 meses. Numa queda de helicóptero de causa não esclarecida, 31 soldados morreram. Em combates com insurgentes mais cinco morreram, elevando para 36 o número de mortos a quatro dias das eleições iraquianas. As maiores baixas dos EUA foram registradas num dia em que insurgentes – em campanha contra as eleições – mataram pelo menos 25 iraquianos em atentados suicidas e ataques, elevando para 61 o número total de mortos. O presidente GEORGE W. BUSH fez um apelo aos iraquianos para que desafiem os rebeldes e votem, considerando que eles vivem “um grande momento da História iraquiana”.

Depois de terminar a leitura de “O CÓDIGO DA VINCI”, assisto o final de CORINTHIANS 1 x ATLÉTICO SOROCABA 0. Em seguida, O SEGUNDO CAPÍTULO da minissérie “MAD MARIA”; o jornal da GLOBO e o seriado “24 HORAS”. O capítulo de hoje, o 18º, apresenta a grande tensão em torno da ameaça do terrorista SAUBER de espalhar o vírus em grandes cidades dos EUA, causando milhões de mortes. Ele exige do presidente PALMER a execução do agente RYAN, chefe da UCT regional de LOS ANGELES. O presidente transmite essa notícia a JACK BAUER, encarregando-o de matar RYAN, protegendo assim a vida de milhões de americanos. É uma tarefa muito difícil e BAUER tenta localizar SAUBER a fim de não executar o seu chefe e amigo da UCT. Enquanto isso o número de infectados no hotel é enorme. A agente MICHELE vê o estrago que o vírus faz e distribui a pílula que evita o sofrimento dos condenados. Ela mesma teme que não tenha melhor sorte, pois está no hotel desde o início da crise e em contato com os infectados. Uma mulher conta que levou um rapaz para o seu apartamento, após um encontro numa danceteria e que o mesmo deixou o hotel antes do cerco da polícia, mas depois do vírus ser espalhado. Há uma busca desenfreada dos setores de inteligência para localizar essa pessoa, que seria um foco transmissor para os outros. JACK BAUER e RYAN estão num helicóptero quando vêem fracassados os planos para captura de SAUBER. Os terroristas estão espalhados nas grandes cidades para espalhar o vírus e SAUBER quer o corpo de RYAN CHAPELLE. O capítulo de hoje termina com JACK BAUER dando um tiro na cabeça de RYAN, sob a vigilância de criminosos que estão num furgão.   

2 006   :    -       QUINTA-FEIRA
Os dinossauros fascinam o homem desde que começaram a ser estudados, na segunda metade do século XIV. A partir desta quinta-feira, os paulistanos terão a chance de ver de perto muito das descobertas dos paleontólogos na exposição DINOS NA OCA E OUTROS ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS. Orçada em 7 milhões de reais, é a maior mostra do gênero realizada até hoje no BRASIL. Em 20 mil metros quadrados estarão dispostas aproximadamente 400 peças de fragmentos de fósseis a reconstituições de gigantes animais pré-históricos que viveram na ÁFRICA. Os organizadores esperam receber um milhão de espectadores até o encerramento, em 30 de abril.

Se o fictício CORONEL LICURGO (LUÍS MELO) ofuscou a saga do jovem médico e político JUSCELINO KUBITSCHEK, as histórias que darão o tom da terceira fase de “JK” podem corrigir o desvio de rumo da telebiografia. Com elenco repleto de estrelas globais de primeiro time, a minissérie de ALCIDES NOGUEIRA e MARIA ADELAIDE AMARAL dá um pulo no tempo a partir de hoje para mostrar o caminho que JUSCELINO – agora interpretado por JOSÉ WILKER – trilhou até chegar à Presidência. A terceira fase da trama começa quando JUSCELINO é eleito deputado federal. No RIO DE JANEIRO, ele vai viver com a mulher, dona SARAH (MARÍLIA PÊRA), e as filhas, MÁRCIA e MARIA ESTELA (as crianças MARIA MARIANA AZEVEDO e BIANCA SALGUEIRO). Nessa fase, JK é eleito governador de MINAS GERAIS, antes de ganhar as eleições para presidente, em 1955. Fora da esfera política, é nesse período que o político mineiro vê seu casamento degringolar e se apaixona pela jovem MARISA (LETÍCIA SABATELLA) – personagem que, na verdade, não existiu na vida real.
MARISA é uma personagem que vai sintetizar todas as amantes que JUSCELINO teve na vida. O romance deve preservar o ritmo folhetinesco – e a audiência, na casa dos 32 pontos – garantida pelas tramas paralelas nas primeira e segunda fases da minissérie.   

O GENERAL EUCLYDES BUENO, coordenador do restauro do MONUMENTO-MAUSOLÉU do IBIRAPUERA, telefona-me por volta das 10:15 horas. Ele encontra-se acamado. Está com problemas de torção no pescoço, fruto de uma queda de cavalo, nos tempos da ativa. Conta que em certos períodos isso o perturba muito, obrigando-o a ficar deitado. Não poderá comparecer na reunião da Diretoria Executiva, marcada para hoje à tarde. 


Não temos melhora na temperatura. O calor é igual dos últimos dias. Isso faz com que encontre bastante desânimo no MMDS. Vamos almoçar no RESIDENCIAL TOWER, após breve reunião com os oficiais desse local. Deixo OREZ à testa deles, pois tenho de atender as necessidades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde está marcada para esta tarde a reunião da Diretoria Executiva. Além do GENERAL BUENO, agora é a vez do senhor GERALDO FARIA MARCONDES, diretor do Monumento-Mausoléu, pedir desculpas por não poder comparecer nesta tarde no MMDC. Fala, inclusive, em pedir demissão do cargo, pois sua saúde e de sua mulher está impedindo o desempenho que necessitaríamos. Apenas esse item vai ser prejudicado na reunião. Também estão impedidos, por problemas particulares, de comparecer hoje: doutora NELLY CANDEIAS, professora EDIMARA, o diretor de Comunicação Social, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, o capelão, CAPITÃO OSVALDO PALÓPITO e o diretor do Departamento Jurídico, CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI, que se encontra em viagem ao MATO GROSSO DO SUL. Comparecem: o presidente GINO STRUFFALDI, o vice CORONEL PM Res MENDES, o tesoureiro RICARDO JACOB e a advogada JANAÍNA, que cuida do Departamento Jurídico, no lugar do ROMAGNOLI. Estão presentes, como convidados: CORONEL Ref ARY CANAVÓ e CARLOS FRANCHIONI. Abertos os trabalhos, o presidente declara prejudicado o assunto sobre o Monumento-Mausoléu. São aprovadas exclusões e inclusões de associados; CARLOS FRANCHIONI faz extensa exposição da minuta sobre uma proposta ao MMDC: JANAÍNA encaminha um documento dos advogados FÁBIO MARCOS BERNARDES TROMBETTI e JOSÉ CARLOS DI SISTO ALMEIDA, nossos associados números 10.016 e 10.017, pedindo autorização para dar o nome de “SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC” a uma equipe de futebol de salão para disputas de campeonatos promovidos pela Federação Paulista de Futebol de Salão, em GUARULHOS. Esse pedido é aprovado e elogiado pelos diretores presentes. É uma maneira salutar e altamente dignificante para nós, contribuindo para levar os princípios do Movimento Constitucionalista de 1932 aos nossos jovens. JANAÍNA diz que o primeiro jogo deverá acontecer no sábado, dia 4 de fevereiro. Será muito interessante que o nosso presidente dê o pontapé inicial.

Termina tarde a reunião. O MENDES, retornando após um descanso merecido, combina uma ida até o CPOR, amanhã cedo, para assistirmos a troca de Comando. O CORONEL Cav. PAULO ROBERTO CARDOSO entregará o cargo ao TENENTE-CORONEL Inf SÉRGIO LUIZ TRATZ. Ele me deixa na ARMÊNIA, quando há uma brusca mudança de temperatura, com a queda de uma pancada d´água. A volta para GUARULHOS não é fácil. O congestionamento na Avenida do Estado é muito ruim. A VIA DUTRA também não vai bem nesta quarta-feira. Até o centro de GUARULHOS é comprometido com o temporal que caiu.    

 

No décimo-nono capítulo do quarto seriado de “24 HORAS”, que acontece na madrugada, entre 1 e 2 horas, JACK BAUER consegue obter, através de um interrogatório mais violento, do terrorista PRADO, o local onde se encontra MARWAN, uma boate. O líder determinou que uma ogiva nuclear roubada seja ativada e isso coloca em perigo milhões de habitantes norte-americanos. Mas o presidente em exercício, CHARLES LOGAN ainda não se decidiu sobre o problema de PRADO e, apesar de pressionado por MIKE, quer ouvir o Procurador Geral.

BILL BUCAHANAS conta a MIKE que PRADO já contou onde MARWAN está e é preocupante o comportamento do presidente LOGAN, que não tem firmeza em suas decisões.

Na Central de terrorismo em IOWA, a ogiva nuclear está sendo ativada por um especialista. Acontece que sua namorada, NABIA, interfere em sua vida e desconfia de suas ligações perigosas. Isso vai levá-la a manter um contato com a UCT e contar o que está acontecendo. Em suma, denuncia SAMIR de suas atividades suspeitas.

MIKE conta ao presidente que MARWAN já está localizado e sua prisão é questão de poucos minutos. Mas LOGAN não gostou da desobediência de JACK BAUER e determina sua prisão. O serviço secreto é incumbido de prendê-lo, justamente quando está se efetuando o cerco à boate, onde estão os terroristas sob o comando de MARWAN.

MIKE transmite a BUCAHANAS a decisão do presidente, muito embora tudo isso irá prejudicar o cerco a MARWAN. BUCAHANAS passa para JACK BAUER as informações que tem.

MARWAN prepara uma declaração à Nação, louvando os ideais de seu fanatismo e fazendo uma clara ameaça de explosão da ogiva nuclear. BAUER tem dificuldades para capturá-lo, pois há muita gente na boate. Enquanto BAUER se empenha na captura de MARWAN, chega o serviço secreto para prendê-lo. CURTIS, o imediato de BAUER, é intimado a entregá-lo. Com o visual de MARWAN, o local é invadido pelos agentes sob as ordens de BAUER. MARWAN se mistura aos freqüentadores da boate e faz uma bomba explodir, causando muita confusão. O pior é que o serviço secreto prende BAUER e atrapalha toda a operação, permitindo que MARWAN escape.

O Presidente LOGAN tem conhecimento de toda a atrapalhada causada por sua ordem de prisão de BAUER e cai em si. Enquanto isso, a UCT aguarda novas determinações. Desorientado, pede que MIKE o aconselhe o que fazer. Este, acha melhor chamar o antigo presidente da República, PALMER (figura de destaque nos seriados anteriores) que já passou por situações bem difíceis, causadas por terroristas, com perigo até de sua vida. É feito um contato com  PALMER e este admite auxiliar mas quer um encontro particular com LOGAN.

BAUER é libertado por ordem do próprio presidente. Na UCT, CLÓE conta a TONY ALMEIDA o telefonema de NABIA. Todos os esforços em torno de SAMIR são realizados e se descobre que ele é engenheiro nuclear. Há necessidade de examinar os computadores de SAMIR e é escolhida para entrar em contato de NABIA a agente CLÓE. Ela cumpre a missão e encontra-se com NABIA. Os arquivos estão sendo examinados quando chegam homens de MARWAN para matá-las. BAUER é contactado por CLÓE, que está cercada pelos terroristas. Elas conseguem se esconder dentro de um carro blindado, mas os terroristas metralham o veículo, além de causar danos com batidas sucessivas causadas por outro carro. BAUER está a caminho, com seus homens.

A situação está muito difícil para CLÓE e NABIA, mas chega uma pessoa que inquire do terrorista o que está acontecendo. CLÓE toma uma medida extrema. Com uma metralhadora, parte para cima do terrorista que a ameaça, atirando sem parar.

 

Um culto evangélico se transformou em momentos de desespero para uma fiel em um conjunto habitacional do bairro BAETA NEVES, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. O bombeiro EDÍLSON FERREIRA BARROS, de 28 anos, manteve uma vizinha refém  por cerca de cinco horas dentro do apartamento da cunhada, onde aconteceria o encontro religioso. BARROS libertou a vizinha e se entregou por volta das 2 horas de hoje

Contrariando as pesquisas de boca-de-urna, o movimento islâmico HAMAS conquistou 57% (76 vagas) do Parlamento palestino na eleição de ontem, a primeira em dez anos. A FATAH, partido que controlou a política palestina na última década, ficou com apenas 43 cadeiras. A mudança política está sendo apelidada de REVOLUÇÃO VERDE – a cor do HAMAS. O líder do grupo islâmico, YISMAIL HANYLE, que provavelmente será o próximo primeiro-ministro palestino, contestou as pesquisas que davam vitória à FATAH. Com a confirmação da reviravolta, o primeiro-ministro AHMED KOREI, da FATAH, apresentou renúncia, seguido por todos os ministros. Pouco depois, o presidente MAHMUD ABBAS admitiu a derrota.

 

Neste início de 2006, a gripe aviária é considerada o maior risco global pelas principais lideranças políticas e empresariais do mundo, segundo relatório divulgado hoje no FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL. Na pior das hipóteses, prevê o estudo, uma epidemia causada pelo vírus HRN1 poderia ter um impacto social tão grande quanto o provocado pela peste negra na EUROPA, em 1348. A pesquisa é um trabalho conjunto da MERRILL LYNCH, banco de investimentos dos EUA, SWISS RE, uma das maiores seguradoras do mundo, e MARSH&McLENNAN COMPANIES, corretora de seguros e consultoria empresarial, em associação com o CENTRO DE GESTÃO DE RISCO E Processos de DECISÃO da WHARTON SCHOOL, dos EUA.

 

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi duramente criticado hoje, em um debate do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, em CARACAS. Participantes atacaram a presença de tropas brasileiras no HAITI,  os juros altos e o desemprego. Afirmaram que seu governo se subordina aos EUA e é uma  vergonha  se quiser ter chances de se reeleger. 


CONFIRMADA a primeira morte por dengue neste ano no BRASIL. Uma mulher de 45 anos, de JACAREPAGUÁ, zona oeste do RIO, morreu no dia 9. No município já foram notificados 217 casos da doença desde o início de 2006. No RIO DE JANEIRO.

CONDENADOS a penas de até 13 anos de reclusão os 23 integrantes da maior quadrilha de contrabando do país, a FIRMA, liderada por JOSÉ DONISETH BALAN. O bando contrabandeava sobretudo cigarros fabricados no PARAGUAI e foi desmantelado em abril de 2005.

REALIZADA a última marcha de resistência das MÃES DA PRAÇA DE MAIO, que desde 1981 exigia do governo argentino esclarecimento sobre seus filhos, desaparecidos durante o regime militar. A líder do movimento diz que suas integrantes estão muito velhas para as marchas, que duravam 24 horas cada uma. Em BUENOS AIRES. 

O título do torneio feminino do ABERTO DA AUSTRÁLIA será decidido na madrugada de sábado, entre a francesa AMELIE MAURESMO e a belga JUSTINE HENIN-HARDENE.  A russa MARIA SHARAPOVA fez um bom jogo diante de JUSTINE HENIN-ARDENNE, mas não conseguiu a regularidade necessária para vencer. Na outra semi-final, a belga KIM CLIJSTERS, que vai assumir a liderança do ranking na segunda-feira,torceu o tornozelo no terceiro set diante de MAURESMO, quando a francesa tinha vantagem.

2 007     :      -     SEXTA-FEIRA
O VALE DO ANHANGABAÚ amanheceu diferente hoje. É como se a fumaça que paira pelo centro da cidade fosse canalizada – não para poluir, mas para purificar. É “ASCENSION”, obra-título da exposição de ANISH KAPOOR, artista indiano radicado na INGLATERRA, que precisou sair dos limites da arquitetura do CCBB para exibir suas dimensões. É a primeira vez que KAPOOR ganha individual em SÃO PAULO, dez anos depois de passar pela 23ª BIENAL.
Se a falta de espaço do CCBB-SP para “ASCENSION” era um problema –já que na exposição do RIO (a primeira na AMÉRICA LATINA) o alto pé-direito do CCBB tinha o tamanho ideal – a idéia de trazê-lo para o vão do VIADUTO DO CHÁ foi mais do que uma solução: “Além de ser um símbolo de SÃO PAULO, é um lugar de grande circulação, um presente para o paulistano. E, originalmente, ela é uma obra pública, como muitos trabalhos de ANISH”, diz o curador MARCELLO DANTAS.
Produzida em 2003, “ASCENSION” recria uma passagem bíblica sobre a ascensão de CRISTO através de uma coluna de fumaça de oito metros, sugada por um equipamento, onde algo impalpável se transforma em um objeto. Outras sete esculturas superlativas estão distribuídas entre os quatro pavimentos do CENTRO CULTURAL. Entre elas a impactante “TO DIVIDE”, onde uma peça de cinco toneladas divide blocos de cera vermelha. Usada pelo próprio artista durante uma entrevista, a idéia de que “as formas têm memórias metafísicas” é uma ótima definição para a sensação que sua obra causa no espectador – desafiado por ela no primeiro contato.   
Apanho no computador. Um antivírus 2006 teima em aparecer na tela do computador sem ser acionado. Isso chega a irritar. Além disso, não há conexão com a internet.
Recebo um telefonema do TENENTE-CORONEL PM MONTE OLIVA, Comandante do 12º BPMM. Pretende entregar oito medalhas da Sociedade durante a cerimônia dos 50 anos de sua Unidade. Peço que ele leve os nomes dos agraciados, ainda hoje, para o TENENTE PM CABRAL. Os diplomas são feitos na 5ª EM/PM pela Soldado P Fem, MARIA LÚCIA, segundo instruções da própria Sociedade.

Tenho de ir até o BANESPA, nesta manhã, pois minha situação depois que a NOSSA CAIXA passou a reger a folha de pagamentos dos servidores estaduais, tornou-se muito ruim. Fora isso, gastos extraordinários, fora de hora, atrapalham a minha conta.
Fico sabendo que chegou na última quarta-feira, dia 24, o GESOFATO. Ele está fazendo um estágio junto ao LUZ. Tem mantido contato conosco, pois muitas vezes participou de seminários, palestras e simpósios na companhia dos oficiais do MMDS. Como estou sem internet, valho-me do computador do AMÉRICO para tomar conhecimento dos e-mails que me foram enviados. Depois, por volta das 15 horas, vamos à COOPMIL. Hoje a Sociedade Veteranos de 32-MMDC está de portas fechadas. Somente abrirá na segunda-feira, dia 29. Regresso cedo para GUARULHOS. 
Em casa, avisam-me que a AORRPM telefonou para informar que a ATA DA POSSE já está pronta para ser assinada. Isso fica para segunda-feira.
CORONEL PM MENDES liga-me mais tarde. Está de retorno. Esteve na tarde na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não sabia que hoje o MMDC estaria fechado. Conta-me as novidades de suas pequenas férias na PRAIA GRANDE, principalmente de seu encontro com o CORONEL PM Ref RALPH ROSÁRIO SOLIMEO. Falo da solenidade marcada para o dia 31 de janeiro e da posse do CORONEL PM MARCO ANTÔNIO AUGUSTO, no comando do CPAM-4, marcada para as 11 horas da próxima terça-feira, dia 30.  

HOJE, deu-se a passagem de Direção do ILA (INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA). Presidida pelo Exmº Sr TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR PAULO ROBERTO ROHRIG DE BRITO, Comandante Geral de Apoio, o TENENTE-CORONEL Eng ULISSES DE OLIVEIRA BONASSER passou a Direção do ILA ao CORONEL Int ALBERTO DE SOUZA PEREIRA.

“Eu jurei que encontraria o corpo dele e encontrei”. O desabafo da copeira IVONETE AGUSTINHO DA SILVA, irmã do contínuo CÍCERO AUGUSTINHO DA SILVA, 60 anos – a sétima vítima do desabamento ocorrido no canteiro de obras da Estação PINHEIRO da LINHA 4, no dia 12 – resumiu o sentimento da família que, por 14 dias, procurou o contínuo incessantemente na expectativa de não encontrá-lo na cratera aberta em PINHEIROS. Mas o corpo de CÍCERO acabou sendo encontrado ontem à noite pelo Corpo de Bombeiros e levado pela manhã para o Cemitério do ARAÇÁ, onde foi velado. Cinco horas foi o tempo que cerca de 50 familiares e amigos tiveram para se despedir dele. A família, consternada com a morte, preferiu eleger apenas um parente para conversar com a imprensa. ELIOSÍPIO AGUSTINHO, sobrinho da vítima, foi o porta-voz. “É triste perder um parente, mas, ao mesmo tempo, é um alívio encontrar o corpo”, disse o sobrinho. Ele contou que, no início da manhã, a mãe de CÍCERO, SEBASTIANA ROSA DA SILVA, 77 anos, teve um início de infarto quando soube que ele tinha realmente morrido e, por isso, não pôde acompanhar o enterro.
O governador JOSÉ SERRA fez uma visita rápida à família, ainda no IML. O secretário da Segurança Pública, RONALDO MARZAGÃO, também esteve por alguns instantes com os parentes. No velório passaram o prefeito GILBERTO KASSAB e o secretário de Justiça, LUIZ ANTÔNIO MARREY, que informou à família que a Defensoria Pública estava à disposição quando eles tivessem cabeça para pensar em indenizações. O secretário negou que o Estado tenha descartado em momento algum a possibilidade de o contínuo estar entre as vítimas.
O cortejo saiu por volta das 16 horas da sala de velório em direção ao jazigo comprado pelo Consórcio VIA AMARELA, na quadra 127. Emocionados, os irmãos IVONETE e RIVALDO passaram mal durante o sepultamento e tiveram de ser atendidos por paramédicos. Os filhos, ALEX e ALEXANDRE, ficaram até que a última coroa de flores cobrisse o túmulo do pai. A mulher de CÍCERO, ANGELINA, optou por não acompanhar o enterro até o fim.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje que o déficit da Previdência (42 bilhões de reais em 2006) é na verdade do Tesouro. Em resposta a questão levantada por um empresário no FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL, na SUÍÇA, ele explicou que a Constituição estendeu os benefícios previdenciários a trabalhadores do campo e a idosos, o que passou a exigir recursos públicos. “Trata-se de política social, para ajudar pobres que de outra forma estariam dormindo na sargeta”, alegou. LULA conclamou empresários a pressionar os governos pela conclusão da RODADA DOHA, que discute o comércio mundial, e defendeu a estatização do petróleo e do gás bolivianos. Falou ainda a favor do presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ – negou que ele seja um elemento perturbador da AMÉRICA LATINA, respondendo a pergunta de uma jornalista. Ficou clara no evento a oposição entre LULA e o presidente do MÉXICO, FELIPE CALDERÓN, que havia manifestado preocupação com “ditaduras pessoais vitalícias”.

O diretor-geral do Centro de Detenção Provisória de MAUÁ, WELLINGTON RODRIGO SEGURA, foi assassinado a tiros, às 19 horas, em MAUÁ, município do ABC. A namorada dele, a diretora de Recursos Humanos da unidade, MARILENE MARIA DA SILVA, 25 anos, foi ferida. A Polícia Civil não descarta a hipótese de atentado cometido pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), porque o CDP de MAUÁ é dominado por detentos ligados à facção.

Por onde anda a Miss BRASIL 2002? É justamente isso o que a família de LAÍZA THOMSEN quer saber. Preocupados, os pais da jovem de 24 anos recorreram ontem à Polícia Federal de JOINVILLE para investigar o desaparecimento da filha desde setembro. A última informação obtida pela família é que ela estaria no Exterior, provavelmente na GRÃ-BRETANHA ou na BÉLGICA. Procurado pela reportagem, o comerciante ANTÔNIO THOMSEN, pai de TAÍZA, não quis comentar o assunto. Ele apenas informou que o caso foi registrado pela polícia.
A carreira de TAÍZA começou a decolar em 2002, quando herdou o título de mulher mais bela do BRASIL da ex-BIG BROTHER JOSIANE OLIVEIRA. Terceira a ser eliminada do BBB 3, JOSIANE perdeu o título de Miss BRASIL porque os organizadores do concurso descobriram que ela era casada desde 1998. TAÍZA, então, herdou a coroa.                         

A Capela do Cemitério SÃO JOÃO BAPTISTA era pequena para todos que vieram dar o último adeus ao GENERAL MEIRA MATTOS. Espalhando-se pelo corredor, antigos camaradas da FEB, ESG, IGHMB, AHIMTB. Alguns foram ministros, outros tantos governadores, empresários, outros ainda soldados, irmãos de armas, amigos, admiradores, alunos. Todos expressando um sentimento único. Foi uma grande perda, não só para o Exército, mas para o BRASIL.
Ao longo de seus quase 94 anos (nasceu em 23 de julho de 1913), a trajetória do Cadete do Realengo nascido em SÃO CARLOS foi extensa e relevante, destacando-se sua contribuição à Geopolítica, das mais relevantes, coroando uma carreira profícua. Nela se desempenhou com esmero das mais diversas lides castrenses, seja em ação na FEB, nas FORÇAS DE PAZ em SÃO DOMINGOS, seja no ensino na AMAN, ESG, seja em funções de governo na Presidência da República e no EMFA, entre tantas missões sempre bem cumpridas.
Aos 70 anos, doutorou-se em Ciência Política pela Universidade MACKENZIE, onde teve GILBERTO FREYRE como examinador de sua tese. Paladino das teses do BRASIL Potência, Civilização nos Trópicos, Herança, Destino, Projeto Nacional, sua palavra ponderada e opinião esclarecida era ouvida com atenção nos diversos fóruns a que comparecia, quer pessoalmente quer na mídia, onde ainda há poucos dias publicou uma última contribuição na FOLHA DE SÃO PAULO sobre os destinos da AMAZÔNIA, onde com grande lucidez preconizava a necessária postura nacional.
Pontualmente às 17 horas, Cadetes da AMAN que o General comandara conduziram o caixão envolto na Bandeira Nacional, seguidos em cortejo pelos presentes, formando extensa fila ao longo das aléias do SÃO JOÃO BAPTISTA. A tarde não foi tão quente como pronunciava. O Sol escondeu-se atrás das nuvens, como que desejando permitir também aos velhos soldados, ex-combatentes dos campos da ITÁLIA, acompanhar o General até o Mausoléu da FEB, onde seria sepultado conforme sua vontade.
No Mausoléu, inaugurado em 13 de novembro de 1982, repousam para sempre o Comandante da FEB, MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES e sua digníssima esposa, dona ADDA BRANDÃO, cujos restos mortais para lá foram trasladados ao cumprir-se o Centenário de Nascimento do Marechal. Como Oficial de Ligação do QG/ I DIE, o então Capitão iniciou uma amizade com o comandante da FEB, que duraria muitas décadas.
Aquele Capitão do 6º RI se destacaria ainda em MONTE CASTELO, tendo sido agraciado com a BRONZE STAR, nesta que foi a maior epopéia das forças brasileiras no Teatro de Operações Italiano. Uma Companhia do I Btl da PE, BATALHÃO ZENÓBIO DA COSTA, Unidade Febiana cuja denominação reverencia o Comandante da Infantaria da FEB, desincumbiu-se das honras fúnebres, ao longo do trajeto que levava ao Mausoléu.
As vozes de comando entrecortadas pelas salvas regulamentares de mosquetão trouxeram um pouco para perto dos presentes os sons da guerra, ao percorrerem a alameda ao longo da fileira de soldados. Nestes breves momentos, aos veteranos veio a lembrança daquele dia cinzento em MONTE CASTELO, quando superando forças mais experientes, entrincheiradas nas alturas e arrostando o frio inclemente e chuvas torrenciais que impediam o avanço mecanizado e o apoio aéreo, nossos bravos pracinhas colheram brilhantes vitórias na dureza daqueles combates. Se hoje temos a democracia sob este sol tropical, certamente o devemos também aqueles valentes soldados, dos quais derradeiros remanescentes agora levam para a última morada um de seus grandes expoentes.
À beira da sepultura, um amigo de longa data faz a última saudação. A voz do GENERAL OCTÁVIO COSTA ecoa na amplidão do campo santo, destacando o patriotismo lúcido e o carinho do companheiro que partiu. Em palavras candentes e emotivas, diante das dezenas de assistentes, afirma o exemplo do General, carreira digna de servir como paradigma às futuras gerações.
Dois soldados descobrem a Bandeira Nacional do caixão, dobram-na e entregam aos parentes. O corneteiro executa o toque de Silêncio. É um toque pungente que envolve a todos, especialmente familiares, cujas lágrimas refletem a dor daquele momento. Destacando-se contra o céu azul, a estrutura do Mausoléu associa-se a silhueta do Cristo no Corcovado, como se Ele, o contemplando do alto, eternamente enviasse sua bênção aos heróis que nele repousam
Ao final da cerimônia, o céu agora assumiu um tom metálico brilhante, graças aos reflexos do Sol por trás das nuvens brancas, como a querer também prestar uma última e significativa homenagem ao velho General. Deus disse a Adão: “Retornarás ao solo, pois é do solo que foste feito” (Bereshit 3:19). Dizem nossos sábios, a alma é eterna, apenas migra para outra dimensão, e assim eleva-se aos Jardins do Éden, atravessando o Portal do Paraíso. Os presentes vão se dispersando, até que mais ninguém está por ali.
Apenas restou a sepultura, recoberta por inúmeras corbeilles. Mas para sempre perdurarão as boas e valiosas lições que o irmão CARLOS DE MEIRA MATTOS nos ensinou, antes de passar agora para o OLAM HAEMET (MUNDO DA VERDADE).  (trecho escrito por ISRAEL BLAJBERG, com o título de PERFIL DE UM HERÓI).

Um dia depois de ROGER FEDERER arrasar ANDY RODDICK em uma das semifinais do ABERTO DA AUSTRÁLIA, FERNANDO GONZÁLEZ não ficou atrás e despachou o alemão TOMMY HAAS com autoridade. Os dois carrascos se encontram em uma final que promete, no domingo. Dono de uma das direitas mais fortes do circuito, o chileno apresentou um jogo com alto grau de solidez: cometeu apenas três erros não-forçados e acertou 42 bolas vencedoras.
Campeão do ABERTO DA AUSTRÁLIA em 2004 e 1006, o suíço tenta repetir a façanha do sueco BJORN BORG – conquistar um título do GRAND SLAM sem perder um único set.

O ex-craque francês MICHEL PLATINI, de 51 anos, venceu a disputa com o sueco LENNART JOHANSSON e será o presidente da União Européia de Futebol (UEFA). PLATINI diz ver com simpatia a possibilidade de realização da COPA de 2014 no BRASIL.

Morreu a bailarina cubana JOSEFINA MÉNDEZ, uma das estrelas do Balé Nacional de CUBA. Foi vítima de um câncer, aos 65 anos. JOSEFINA dedicou mais de 50 anos à dança, primeiro como bailarina e depois como professora.

2 008     :       -      SÁBADO
Ocupo a manhã toda com a leitura dos jornais e a digitalização dos principais acontecimentos de ontem. O dia 25 de janeiro torna-se o mais extenso de minhas memórias.
Muitos e-mails mandados pelos amigos virtuais vão também ocupar parte do sábado. Os melhores, os repasso para a minha lista de companheiros escolhidos desde que tenho contato com a Internet.

O PALMEIRAS voltou a jogar mal e só empatou com o MIRASSOL por 2 a 2, hoje, em sua partida de despedida da ARENA BARUERI. A igualdade no placar ficou de bom tamanho para o VERDÃO, uma vez que o árbitro ANTÔNIO ROGÉRIO DO PRADO deu uma mãozinha ao marcar no segundo tempo um pênalti inexistente de ANDRÉ TURATTO em VALDÍVIA, que ALEX MINEIRO bateu e fez – GUSTAVO marcou o outro gol alvi-verde. MONTOYA e LÉO MINEIRO fizeram para o rival.
A PONTE PRETA venceu o SÃO CAETANO por 3 a 0 no Estádio MOISÉS LUCARELLI, em CAMPINAS, e permaneceu no Campeonato Paulista com 100% de aproveitamento. Ainda hoje, o GUARATINGUETÁ venceu o RIO PRETO por 1 a 0, no Estádio ANÍSIO HADDAD, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.

Um ano depois de sair humilhada da ROD LAVER ARENA, a russa MARIA SHARAPOVA retornou hoje à quadra central do Complexo de MELBOURNE PARK para fazer história. A musa de 20 anos venceu a não menos bela ANA IVANOVIC por 2 sets a zero e conquistou o ABERTO DA AUSTRÁLIA pela primeira vez. SHARAPOVA já havia chegado à final do torneio de 2007, mas a derrota para a americana SERENA WILLIAMS lhe deixou um sabor amargo na boca. “Aquele foi um dos momentos mais difíceis da minha carreira. É complicado entrar em quadra com a expectativa de ser campeã e perder da forma que perdi”, confessou a tenista. “Mas, felizmente, consegui hoje dar a volta por cima. Foi uma conquista especial”.
O título obtido hoje foi o 17º da carreira de SHARAPOVA e o terceiro dela em competições do GRAND SLAM, nome dado à série formada pelos quatro torneios mais importantes do calendário. Como SHARAPOVA também já conquistou a COPA DO MUNDO feminina, o único grande troféu que lhe falta no currículo é o de ROLAND GARROS, que será disputado entre maio e junho.

Um exame de balística pode comprovar que três policiais militares presos ontem na Zona Norte são responsáveis pelo assassinato do CORONEL PM JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES, ocorrido no último dia 16. Os PMs reconhecidos por um traficante como autores de extorsão e tentativa de homicídio contra ele. Além disso, são suspeitos da morte da mãe deste criminoso, que está preso.
Na casa dos suspeitos, foram apreendidas armas de uso pessoal e da corporação. A polícia não informou se alguma delas era uma pistola 380, como a utilizada pelo assassino do coronel.  O objetivo dos investigadores é comparar as balas destes armamentos com o projétil que matou o oficial. Também foram encontradas toucas ninjas, armas falsas, celulares e três cheques roubados.
O homicídio e a tentativa ocorreram ano passado e apresentam circunstâncias parecidas com as da morte do CORONEL PM HERMÍNIO. A mãe do traficante foi assassinada em uma rua próxima à Avenida ENGENHEIRO CAETANO ÁLVARES, no MANDAQUI, onde o oficial foi morto com seis tiros enquanto passeava de bicicleta. Nos dois casos, os acusados pilotavam uma moto HONDA FALCON preta, segundo testemunhas.
Os três policiais militares que tiveram a prisão temporária decretada pela 2ª Vara do Tribunal do Júri, ontem, já haviam sido ouvidos pela Corregedoria da Polícia Militar. Após a morte do coronel, mais de 20 PMs foram levados para o órgão, segundo a TENENTE-CORONEL FeM PM ÂNGELA DI MARZIO, corregedora da PM em exercício.

Ao brincar com um isqueiro, um menino de 4 anos não imaginava que poderia ser responsável por uma tragédia familiar. Ao manusear o objeto, ele ateou fogo no colchão. As chamas se espalharam pelo quarto e mataram seu irmão BRUNO PORTELA SANTANA, de um ano e nove meses. O caso aconteceu às 9 horas de hoje, na Rua FERNANDO PESSOA, 372, na VILA DIONÍSIA, na ZONA NORTE.  O avô dos garotos, JOSÉ PORTELA DOS SANTOS, de 49 anos, ficou com 90% do corpo queimado, depois de tentar salvar os netos. Ele entrou no imóvel assim que o incêndio se espalhou pela restante da casa. A vítima mora numa outra residência existente no mesmo terreno. Seu estado de saúde é grave. A tia dos meninos, MAÍSA DA SILVA SANTOS, de 19 anos, teve que ser levada ao Hospital Geral VILA NOVA CACHOEIRINHA. Ela foi medicada devido à intoxicação com a fumaça. A jovem não sofreu ferimentos. O imóvel ficou totalmente destruído.

Centenas de visitantes lotaram a PRAÇA DA LIBERDADE, no CENTRO, hoje, para comemorar a chegada do ANO NOVO CHINÊS – o ano do rato. Além dos mascotes oficiais das Olimpíadas de BEIJING 2008, a festa contou com a presença dos tradicionais dragões e leões da cultura oriental.

A briga entre ROBERTA FOSTER e o advogado das estrelas, SYLVIO GUERRA, está longe de acabar. Na sexta-feira, dia 25, a musa do “ZORRA TOTAL”, programa da TV GLOBO, registrou queixa contra o marido, na polícia, por agressão. Hoje, ela fez novas denúncias, após se submeter a exame de corpo de delito no IML.
“Essa agressão foi ínfima perto das outras. Há dois anos, sou agredida por ele”, disse. A atriz contou que estava separada de SYLVIO há quatro meses, mas decidiu reatar o relacionamento porque ele a convencera de que tinha mudado. Mas a paz durou pouco. A decisão de prestar queixa surgiu depois de mais uma agressão na sexta-feira. Segundo ROBERTA, SYLVIO ficou transtornado quando ela pediu a separação. “Ele tentou me enforcar e só me soltou quando viu que ia acabar me matando”.

Após ESPANHA, PORTUGAL e MARROCOS, agora é o CHILE quem entrou na procura por MADELEINE. A polícia chilena afirmou que procura no país a menina britânica, que desapareceu em PORTUGAL em 3 de maio de 2007, após receber uma denúncia de que ela teria sido vista na cidade de VICUÑA (no norte do país).  A criança estaria acompanhada de dois adultos estrangeiros, uma mulher e um homem, disse a fonte à polícia.    

Confrontos étnicos mataram pelo menos 50 pessoas em 24 horas no oeste do QUÊNIA, informou hoje a agência FRANCE PRESS. Hoje, o ex-secretário-geral da ONU KOFI ANNAN, que vem atuando como mediador da crise no país, sobrevoou de helicóptero a área dos conflitos e denunciou a “violação sistemática e grade dos direitos humanos”. A onda de violência – que já deixou mais de 700 mortos – começou após a reeleição do presidente MWAI KIBAKI, há um mês.

Aumentou hoje para cinco o número de mortos em um atentado lançado na sexta-feira em um bairro cristão de BEIRUTE. A explosão do carro-bomba, que também deixou 42 feridos, matou a principal autoridade do país, WISAM EID, de 31 anos, que era responsável pela investigação de vários atentados anteriores ocorridos no país. EID já havia escapado de outras três tentativas de assassinato. Acusado de financiar o ataque, o governo sírio negou envolvimento.

Logo após o fechamento das urnas na CAROLINA DO SUL, hoje à noite, diversas pesquisas de boca-de-urna indicavam uma vitória folgada do senador BARACK OBAMA nas primárias democratas, as primeiras prévias do partido na região sul dos EUA. Com base em levantamentos próprios, as redes de TV CNN, NBC e FOX NEWS, além da agência de notícias ASSOCIATED PRESS anunciaram o triunfo de OBAMA no Estado. A votação terminou às 19 horas locais (22 horas em BRASÍLIA) e foi encarada como um importante teste para a candidatura de OBAMA. Segundo as pesquisas ele teria conseguido sua segunda vitória na disputa (a primeira foi em IOWA) principalmente por causa do apoio dos negros, que representam 50% dos eleitores na CAROLINA DO SUL. De acordo com a AP, OBAMA recebeu 80% dos votos dos eleitores negros e 25% dos brancos. Poucos minutos após o fechamento das urnas, a AP dava o segundo lugar para a senadora e ex-primeira-dama HILLARY CLINTON e o terceiro para o também senador EDWARDS.
Terminadas as primárias na CAROLINA DO SUL, a corrida presidencial democrata passa para uma nova e decisiva fase. Na SUPERTERÇA, dia 5 de fevereiro, 22 Estados escolherão 40% dos delegados que votam na convenção nacional em DENVER. Nas pesquisas nacionais, HILLARY aparece na frente, com 42% dos votos. OBAMA vem em segundo, com 33%. Em terceiro, com 10%, está EDWARDS, sobrem quem pairam duas dúvidas. A primeira é se ele terá forças para levar sua candidatura até a SUPERTERÇA. A segunda, quem apoiará caso se retire.

2 009     :          -       SEGUNDA-FEIRA
As chuvas que caíram na tarde de ontem fizeram com que a hemeroteca novamente sofresse infiltrações de água. Dessa feita a coisa não foi tão feia como da vez passada, pois se limitou a molhar apenas o chão. LUCINDA vai retirar a água do local. A parte baixa da Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO tem muito barro. O JORGE, que compra os gêneros alimentícios para a LUCINDA está cabisbaixo. Ele teve o seu barraco invadido pelas águas, causando grandes estragos no pouco que ele tinha.
Tudo isso me deixa desolado nesta manhã. Procuro me refazer durante a viagem para a cidade de São Paulo. Na Sociedade, encontro o CORONEL MENDES. Damos uma olhada na reforma. A instalação da nova fiação está quase pronta. Minha mesa de trabalho já voltou para o seu lugar, e, dessa forma, posso trabalhar no computador. A semana começa tranqüila. Apenas aparece um caso de Pensão Especial, que não oferece dificuldade. Redijo a minuta e a MARINEI elabora o ofício de resposta para a Comissão Especial da Revolução. O GINO assinará esse documento somente amanhã.
No LIBERTY TOWER faço uma reunião com CRISTIANO e DANILO a respeito do “PLANO 2009”. Em LIVRAMENTO ainda está COLOMBO. MARIO MARGARIDO teria ido para FEIRA DE SANTANA.

Depois de uma cirurgia que durou quase 18 horas (começou às 9 horas do domingo e terminou pouco antes das 3 horas da madrugada de hoje) para a retirada de pelo menos dez tumores, o maior com 12 centímetros de diâmetro, o vice-presidente JOSÉ ALENCAR passou as primeiras 24 horas do pós-operatório na UTI do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. Respira por aparelhos e mantém sinais vitais normais, inclusive “bom funcionamento do rim”.
A cirurgia extraiu tumores do retroperitônio, a região posterior do abdômen. Foram retiradas, também, partes do intestino delgado e do intestino grosso e dois terços do ureter. O ureter foi refeito com parte do intestino delgado. “A complexidade da cirurgia deveu-se, em parte, ao fato do vice-presidente ter apenas o rim esquerdo”, explicou o boletim médico.
Os médicos fizeram uma “lavagem quimioterápica para evitar que os tumores, chamados de sarcoma, reapareçam. Um cateter foi introduzido na região para injetar uma solução quimioterápica, que foi aquecida a 42 graus Celsius para estimular o corpo a reagir. Três cateteres faziam a aspiração do tecido. “O vice-presidente é uma pessoa com muita força de vontade, que tem uma fisiologia muito boa para a idade que tem”, disse o oncologista PAULO HOFF. Após o período crítico das 24 horas pós-cirurgia, ALENCAR será tirado da sedação e o funcionamento de órgãos vitais será avaliado. “Teremos um pós-operatório um pouco longo, mas vamos torcer para que tudo corra bem”, disse o cirurgião ADEMAR LOPES. Visitas devem ser liberadas quando ele sair da UTI. O Presidente LULA deverá visitar ALENCAR amanhã.

Uma hora de chuva forte, no final da tarde, provocou muitos estragos em SÃO PAULO e deixou 53 pontos de alagamento. O bairro mais atingido foi o IPIRANGA, na zona sul, onde dois muros desabaram. Uma mãe e três filhos ficaram submersos nas águas, dentro da casa. Na zona leste, a queda de um raio paralisou trens do Expresso Leste (que liga a LUZ a GUAIANAZES). O temporal obrigou o Aeroporto de CONGONHAS a fechar para pousos e decolagens das 17:40 às 18:42 horas. Até a Avenida 23 de Maio ficou alagada em alguns pontos.

DILMAR FERREIRA DE SOUZA, suspeito de assassinar uma das testemunhas do processo sobre a briga de um prêmio da Mega-Sena, em JOAÇABA (SC), morreu no presídio do município ontem. O valor de 27,7 milhões de reais é disputado por um empresário da cidade, ALTAMIR JOSÉ DA IGREJA, e por um ex-funcionário dele, o marceneiro FLÁVIO DE BIASSI. SOUZA havia sido preso na semana passada sob a acusação de ter assassinado VILSON SALVADORI, de 39 anos, que teria visto o empresário fazendo a aposta sozinho.
Agentes penitenciários encontraram SOUZA desmaiado na cela na manhá do domingo. A vítima morreu antes da chegada do socorro. A polícia suspeita que ele tenha sido agredido por companheiros de cela. SOUZA vinha recebendo ameaças.
O prêmio foi sorteado em setembro de 2007. O BIASSI acusa IGREJA de ter roubado seu bilhete premiado. A Justiça determinou, em junho de 2008, a divisão do prêmio entre os dois. As duas partes recorreram da decisão.  

Uma moradora de LAVRAS, em MINAS GERAIS, passou mal durante um cruzeiro e morreu cinco dias depois em SANTA CATARINA. TÂNIA LÚCIA ALVES BOTELHO, de 58 anos, fazia uma viagem com a família de SANTOS a PUNTA DEL LESTE, no URUGUAI, quando não se sentiu bem e foi internada no hospital. No domingo, ela morreu. Parentes suspeitam que ela tenha sofrido uma intoxicação alimentar.

Morreu hoje, aos 84 anos, o ator RENATO CONSORTE. Internado desde quinta-feira, dia 22, no Hospital OSWALDO CRUZ, ele perdeu a luta contra um câncer na próstata, detectado em 2002. Descendente de italianos, RENATO bem que tentou seguir a carreira de advogado. Mas trocou de profissão, após integrar a Caravana Artística XI DE AGOSTO, que o contagiou definitivamente com o vírus teatral. Dali iria para o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e para a Companhia Cinematográfica VERA CRUZ, onde fez 18 dos 40 filmes da carreira. A estréia foi com o longa “ÂNGELA”, de 1950.
O tablado foi outra de suas paixões, com montagens como “ASSIM É SE LHE PARECE”, “BONITO COMO UM DEUS” e “PORCA MISÉRIA”. Também marcou presença em humorísticos, como “A FAMÍLIA TRAPO” (1967 a 1971, pela RECORD), minisséries e novelas. A última foi em “BANG BANG” (TV GLOBO, 2005), no papel do padre JEREMY HACKER.
“Faríamos 50 anos de casados amanhã”, contou a antropóloga JOSIDETH GOMES CONSORTE. O velório ocorre no Hospital Beneficência Portuguesa, de onde o corpo sai amanhã, às 14 horas, rumo ao Cemitério de CONGONHAS, JARDIM MARAJOARA. 

O PSDB paulista compareceu hoje em peso à posse de GERALDO ALCKMIN na secretaria de Desenvolvimento. Estiveram lá o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, o prefeito GILBERTO KASSAB e parlamentares tucanos como ÉDSON APARECIDO, BRUNO COVAS e SÍLVIO TORRES, além do próprio governador JOSÉ SERRA. Três andares inteiros ficaram lotados de pessoas que foram prestigiar o novo secretário – ao que tudo indica, há problemas no paraíso. Quando questionado se sua nomeação ajudaria a diminuir a distância entre ele e SERRA, ALCKMIN desconversou: “Muita gente não conseguiu subir aqui no nono andar e eu queria ir até o térreo para dar um abraço a todos”.

Uma mensagem do GRUPO BARRO BRANCO dá a notícia do falecimento do CAPITÃO PM Ref MÁRIO DE CARVALHO DIAS, aspirante da turma de 1964. O velório e o sepultamento foram realizados na cidade de APARECIDA DO NORTE. Quando o CARVALHO DIAS foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL, ele foi classificado no antigo BATALHÃO DE GUARDAS, onde eu ainda era 2º TENENTE, em 1964.

ANDY MURRAY foi despachado nas oitavas-de-final do ABERTO DA AUSTRÁLIA pelo espanhol FERNANDO VERDASCO. Já RAFAEL NADAL chegou às quartas-de-final com vitória sobre FERNANDO GONZÁLEZ. Outros resultados: JO-WILFRIED TSONGA venceu JAMES BLAKE e GILES SIMON passou por GAEL MONFILS.

Empresas multinacionais anunciaram hoje mais de 86,5 mil demissões pelo mundo. Só a CATERPILLAR, que produz máquinas pesadas para construção, vai dispensar 20 mil trabalhadores. A empresa alega que a crise do mercado imobiliário afetou fortemente suas vendas, em especial nos ESTADOS UNIDOS e na EUROPA. A filial da companhia no BRASIL cortou 380 funcionários em dezembro e ainda pode fazer novas demissões.    

2 010          :        -      TERÇA-FEIRA
O Comandante do Exército, GENERAL-DE-EXÉRCITO ENZO MARTINS PERI, tem a honra de convidar V. Exª / V. Sª e cônjuge para a solenidade de passagem de Comando de Operações Terrestres (COTER), do GENERAL-DE-EXÉRCITO RAYMUNDO NONATO DE CERQUEIRA FILHO para o GENERAL-DE-EXÉRCITO ANTÔNIO GABRIEL ESPER.
DATA: 26 de janeiro de 2010 (terça-feira)
HORÁRIO: 17 horas
LOCAL: SALÃO DE HONRA DO GAB CMT EX/ QGEx – BLOCO A – 4º PISO.

As chuvas de janeiro provocaram grandes estragos em SÃO PAULO neste ano. Não posso deixar de lembrar do tenebroso 26 de janeiro de 1987, quando quase perdi o exame para o CSP 87 quando a VIA DUTRA ficou interditada e precisei fazer malabarismos no trânsito para chegar até SANTANA, onde, apenas me socorrendo do metrô é que consegui chegar no CAES para fazer a prova, com um atraso considerável.
Hoje, lendo no Fórum dos Leitores uma carta de MOACYR CASTRO, dá bem a dimensão do sofrimento da cidade nessa época do ano. Diz MOACYR:
“OLAVO SETUBAL, o último prefeito de verdade da cidade de SÃO PAULO, em entrevista a mim concedida no segundo semestre de 1975, definiu bem o que ninguém acredita: ‘Esta cidade, de muitas BIAFRAS e poucas SUÍÇAS (a expressão foi criada por ele, naquela tarde), sempre será refém das enchentes. É uma situação intransponível de 2.500 km de córregos sobre pouco mais de mil quilômetros quadrados, sem incluir nessa conta os três rios. Se empenharmos todos os orçamentos equivalentes ao deste ano para absurdamente domar a natureza, nem em meio século o problema será resolvido. Encanada, desviada, coberta ou “corrigida” em fundos de vale, a água sempre buscará o leito que Deus lhe deu.’ Era uma reportagem sobre o pessimismo dos governantes, depois de cumprir o último compromisso da agenda de cada dia.”
MOACYR CASTRO se reporta ao ano de 1975. Eu senti na pele em 1987. De lá para cá o problema continua o mesmo. E neste 26 de janeiro ameaça cair mais chuva. Ontem, no palanque, o presidente LULA contou seus dramas

O CORONEL PM MENDES mantém um contato telefônico comigo. É que lhe tinha deixado uma mensagem sobre uma reunião no Colégio SANTO IVO, no dia 28, para estudos da transferência do Museu “MARIA SOLDADO” para o futuro MUSEU DE HISTÓRIA DE SÃO PAULO, mas, ontem à noite, o Professor VIDIGAL solicitou o adiamento da reunião para 4 de fevereiro.      
Não tenho muitos problemas no deslocamento para a cidade de São Paulo. Chego antes das 13 horas na Sociedade. Recebo um telefonema de ORIVALDA DIANA e de seu pai, nosso centenário OSVALDO DIANA. Eles querem informação sobre o “DIA DOS ANIVERSARIANTES” que neste mês não acontecerá. Vamos deixar para comemorar em fevereiro o dia dos aniversariantes dos dois meses.
O tenente reformado ROSS telefona-me a respeito de precatórios. Não entendo bem disso, mas sei que o governo não está pagando essas dívidas para ninguém. Ele quer “achar” um “cabeça” de uma dessas ações, de nome SEVERINO ALVES FERREIRA. Por volta das 13:30 horas o centro da cidade sofre com as chuvas.  
Atendo o escritor piauiense JOÃO BATISTA ALVES DE CARVALHO, filho do ex-combatente de 1932 SALOMÃO ALVES DE OLIVEIRA, nascido em 5 de maio de 1906 e falecido em 1º de setembro de 1990. SALOMÃO veio com uma turma de companheiros defender a reconstitucionalização do país, na luta travada por SÃO PAULO. Ele retrata em seu livro esse episódio inédito da história da revolução de 32, onde as obras já escritas não fazem menção aos piauienses lutando ao lado dos paulistas.
Por volta das 16 horas telefona-me o CAPITÃO PM HERBERT, presidente do núcleo ROMAO GOMES. Pouco conversamos porque já estou de saída, atrapalhado pelas fortes chuvas que caem nesta tarde na cidade.
Apesar do tremendo aguaceiro não tenho muitas dificuldades para regressar a GUARULHOS.
Cumprimento pelo celular o nosso companheiro da Escola de Oficiais, o CORONEL PM Ref ELISEU GUILHERME SALGADO ROCHA, que completou 72 anos de idade em 24 de janeiro. Não conseguia falar com ele pelo telefone fixo porque se encontra na casa de um filho, no RIO DE JANEIRO.  

A chuva voltou a castigar SÃO PAULO hoje, pelo 35º dia consecutivo. Em OSASCO, o bairro do JARDIM ROCHDALE ficou debaixo d´água e, em ITAPEVI, moradores estão ilhados por conta da cratera que se abriu na pista de acesso à cidade, na segunda-feira, dia 25.
Na capital, bastou uma hora de chuva para o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura colocar três bairros em estado de alerta, por conta do transbordamento dos córregos TIQUATIRA, na PENHA; MANDAQUI, na CASA VERDE; e RIBEIRÃO DOS MENINOS, no IPIRANGA. Houve 62 pontos de alagamento na cidade, 25 deles intransitáveis até 17:45 horas. O trânsito bateu recorde, com 175 quilômetros de lentidão, às 18:30 horas. Os túneis do ANHANGABAÚ e MAX FEFFER, na AVENIDA CIDADE JARDIM, foram bloqueados nos dois sentidos. O Aeroporto de CONGONHAS fechou por cerca de uma hora, a partir das 16 horas. A LINHA SAFIRA da CPTM, que liga o BRÁS à região de CALMON VIANA, na zona leste da capital, foi interrompida entre as estações JARDIM ROMANO e MANOEL FEIO, por conta das inundações.

O Ministério Público do DISTRITO FEDERAL vai investigar se houve erro médico no caso da jornalista LANUSSE MARTINS BARBOSA, de 27 anos, que morreu após se submeter a uma cirurgia estética. LANUSSE sofreu uma hemorragia durante uma lipoaspiração no dia 25. Laudo do IML apontou a existência de perfuração de veias e artérias pelas incisões feitas no corpo para a retirada de gordura. O promotor DIAULAS RIBEIRO avalia denunciar o cirurgião e o anestesista por homicídio. A clínica onde foi realizada a operação também poderá ser denunciada pelo promotor. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso e deve ouvir os envolvidos.  

A chegada do presidente LULA ao apartamento de cobertura de CHICO BUARQUE na noite de ontem no ALTO LEBRON, no RIO, já era esperada, mas o protocolo foi quebrado por imprevisto banal. O elevador social quebrou bem na hora que LULA chegou ao edifício acompanhado dos ministros DILMA ROUSSEFF, FRANKLIN MARTINS e MÁRCIO FORTES. Não teve outro jeito. LULA e comitiva subiram pelo elevador de serviço para se juntar aos mais de cem convidados que comemoravam o aniversário de MARIA AMÉLIA BUARQUE DE HOLANDA, mãe de CHICO. MEMÉLIA, como é chamada em família, completou 100 anos.
A festa era familiar. Estavam lá os sete filhos, 13 netos (a única ausente era LUÍSA, filha de CHICO e MARIETA SEVERO que estuda em PARIS) e doze bisnetos, incluindo a caçula LEILA, de apenas três meses, filha de HELENA e CARLINHOS BROWN. JOÃO GILBERTO, ex-genro, não foi, mas mandou de presente seis caixas de champanhe francês. “Foi uma festa animada com criança correndo pela casa e pessoas rindo”, conta MIÚCHA, a primogênita dos sete filhos de MARIA AMÉLIA.
LULA é velho amigo da aniversariante, desde os tempos em que era metalúrgico. O patriarca SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA foi membro fundador do PT. MARIA AMÉLIA passou a noite sentada entre os amigos, o arquiteto OSCAR NIEMEYER, 102 anos, e o ensaísta ANTÔNIO CÂNDIDO, de 91 anos. Depois da aniversariante, a grande estrela da festa foi LULA. Simpático, atendeu a todos os pedidos para posar para fotos, inclusive de ANA, empregada antiga de CHICO, que parecia encantada em conhecer o presidente. LULA conversou longamente com MARIA AMÉLIA e NIEMEYER. DILMA e LULA não chegaram a tempo de ver a bênção de FREI BETTO à aniversariante. Ex-assessor especial da Presidência, FREI BETTO e LULA andavam estremecidos. Mas, pelo menos na festa foram cordiais. LULA deu um abraço afetuoso no velho aliado e os dois conversaram rapidamente.

Na última participação no FÓRUM SOCIAL MUNDIAL em seu governo, o presidente LULA não conseguiu disfarçar mudanças nítidas no discurso do início do mandato e as divergências que se acentuaram com setores da esquerda nos últimos anos. Em janeiro de 2003, nos primeiros dias no governo, afirmou no fórum que o ex-presidente COLLOR tinha perdido o mandato em 1992 por “roubalheira”, prometeu que os pobres não morreriam mais nas filas de hospital e avaliou que faria “o governo mais honesto que já houve na história deste país”. Na fala de hoje se mostrou mais cauteloso. “Sabemos que há diferenças fundamentais entre o que um governante sonhou a vida inteira e o que conseguiu realizar.”
Para afagar o público, disse que, depois de dez anos de sua criação, o evento de PORTO ALEGRE continua “intacto”  Ao mesmo tempo fez críticas ao FÓRUM ECONÔMICO DE DAVOS, onde estará no dia 28. “Tenho consciência de que DAVOS não tem mais o glamour que eles achavam que tinha em 2003”, afirmou.

A censura imposta ao ESTADO DE SÃO PAULO por decisão judicial completa amanhã 180 dias. O jornal está proibido de veicular qualquer informação sobre a OPERAÇÃO BOI BARRICA, da Polícia Federal, relacionada ao empresário FERNANDO SARNEY, filho do presidente do Senado, JOSÉ SARNEY.
A mordaça tem sido condenada com veemência por juristas, entre outros expoentes do meio acadêmico, entidades da sociedade civil e defensores da liberdade de expressão, tanto no BRASIL como no exterior.

A melhor partida do ABERTO DA AUSTRÁLIA até agora terminou de forma triste para RAFAEL NADAL. Não apenas porque o espanhol foi derrotado por ANDY MURRAY e falhou em defender seu título do ano passado. Mas, principalmente pelo fato de voltar a sentir as dores no joelho que influenciaram sua queda em ROLAND GARROS e a desistência de WIMBLEDON em 2008 e deixaram caminho livre para ROGER FEDERER conquistar os dois torneios de GRAND SLAM e se consagrar maior de todos os tempos. MURRAY enfrentará MARIN CILIC. Este passou por ANDY RODDICK.

Um dia depois de o jogador paraguaio SALVADOR CABAÑAS ser baleado na cabeça, a torcida do AMERICA, do MÉXICO, que havia demonstrado sinais de irritação nas últimas semanas, fez hoje as pazes com ele. Muitos torcedores foram ao Estádio SANTA ÚRSULA pedir pela recuperação do atacante. O clube em que CABAÑAS joga desde 2006 dedicou o dia a homenagens, palavras de ânimo e pedidos de apoio ao craque. Uma missa foi realizada nesta noite.
CABAÑAS passou por cirurgia no dia 25 e, de acordo com o cirurgião ERNESTO MARTÍNEZ, que o operou, o jogador apresentou melhoras hoje, respondendo a estímulos sensoriais. No entanto, o quadro continua grave.

Os protestos estudantis contra a saída do ar da emissora RÁDIO CARACAS TELEVISIÓN (RCTV) causaram entre ontem à noite e hoje duas mortes em MÉRIDA, oeste da VENEZUELA, informou o governador do Estado, MARCOS DIÁZ, chavista. Uma das vítimas, identificada como YORSINIS CARRILO TORRES, de 15 anos, recebeu um tiro no peito quando participava de uma manifestação chavista em MÉRIDA. O governador não identificou o segundo morto, mas afirmou que ele também se manifestava em favor do governo e foi vítima da explosão de uma bomba. O grupo chavista, revoltado com as mortes, invadiu a Universidade de LOS ANDES (ULA), de onde partiram os estudantes pró-oposição, e ateou fogo ao centro acadêmico. Hoje os estudantes das universidades privadas fizeram uma manifestação na frente da sede da emissora estatal VENEZOELANA DE TELEVISÃO. Diante da ameaça de invasão e de choques com um grupo de chavistas que chegou ao local, a polícia interveio e formou um cordão de isolamento.

A ONU reconheceu hoje ter conseguido alimentar apenas 25% dos sobreviventes do terremoto no HAITI. Pelo menos dois milhões de habitantes ainda dependem de ajuda alimentar. A chegada costuma ser de surpresa, em articulação com os líderes comunitários de cada região. Antes, havia um privilégio para as mulheres na fila. Depois do terremoto, não há mais esse controle. Vale quem chegar primeiro. Assim como não se controla a quantidade de vezes que alguém recebe os alimentos. Hoje, as tropas brasileiras usaram gás lacrimogêneo para acalmar a população que brigava por comida na região do Palácio Nacional.
A noite em PORTO PRÍNCIPE é um cenário de guerra. Sem energia elétrica nem casa, famílias usam tijolos dos escombros do terremoto para demarcar seus espaços. Neles, colchonetes, papelão, lençóis, talheres, copos, baldes e bacias dividem os pequenos lugares com crianças, jovens e adultos desabrigados. Cadeiras de praia também são usadas como cama. Não há banheiro, muito menos banho. Pouca coisa sobrou das casas, igrejas e comércios. A falta de luz é disfarçada em algumas vielas com minigeradores a diesel. Mas são poucos. Foi possível notar pequenas fogueiras feitas com madeiras dos escombros e um pouco lixo. Ali, moram pessoas que se recusam a ir para praças ou campos de refugiados. Elas preferem morar na frente dos escombros de suas casas.
Duas semanas após o terremoto tropas dos EUA resgataram hoje um homem com vida, que havia sido soterrado sob um prédio, em PORTO PRÍNCIPE. Estava coberto de poeira e usava somente uma cueca no momento do resgate. RICO DIBRIVELL, de 35 anos, recebeu os primeiros socorros ainda na rua. Ele foi levado de carro a um hospital. Também hoje tropas americanas e brasileiras que faziam distribuição conjunta de alimentos e água, usaram gás lacrimogêneo e de pimenta para dispersar a multidão que disputava a comida.
Cerca de 200 brasileiros estão entre os mais de 1.800 turistas presos em ÁGUAS CALIENTES, um vilarejo turístico no sul do PERU, próximo às ruínas incas de MACHU PICCHU, por conta das tempestades que assolam a região há vários dias. Pelo menos outros 18 brasileiros estão na trilha inca que liga CUZCO à ÁGUAS CALIENTES, sem contato desde sábado, dia 23. Até o momento ninguém é dado como desaparecido.
Na trilha, a turista Argentina LUCILA RAMBALLO, de 20 anos, morreu soterrada por um deslizamento de terra junto com um guia. Outras três pessoas ficaram feridas. Pelo menos oito outras pessoas morreram na região de CUZCO, devido às chuvas de janeiro.

O filme AVATAR, de JAMES CAMERON, tornou-se hoje o campeão de bilheteria de todos os tempos ao arrecadar 1,859 bilhão de dólares e bater o recorde de TITANIC, do mesmo diretor, que era de 1,843 bilhão. O feito foi registrado após 39 dias do lançamento, enquanto TITANIC demorou 41 semanas para atingir lucro semelhante. A obra custou cerca de 500 milhões de dólares, dos quais 200 milhões foram empregados em publicidade, e ainda está em cartaz em 122 países. A maior parte do lucro (70%) veio de fora dos EUA, onde TITANIC ainda detém o recorde doméstico de arrecadação, com 600,8 milhões de dólares. A valor da bilheteria de AVATAR não leva em contra a inflação. Se essa variável fosse computada, os campeões seriam ...E O VENTO LEVOU, GUERRA NAS ESTRELAS e A NOVIÇA REBELDE.    
2 011        :        -       QUARTA-FEIRA
Recebo um telefonema nesta manhã, onde MARINEI comunica-me o teor de um e-mail que acaba de chegar: 
Falecimento
O Gabinete de Cerimonial e Relações Públicas comunica o falecimento do Excelentíssimo Senhor Desembargador ANTONIO CARLOS VIANA SANTOS, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, ocorrido hoje (26/01).
O corpo será velado no Palácio da Justiça, na Praça da Sé, s/nº, “Salão dos Passos Perdidos”, das 15h30 às 23 horas de hoje (26/01), e amanhã (27/01), das 6 às 9 horas, quando seguirá para o sepultamento no Cemitério Gethsêmani, na Praça da Ressurreição, nº 1, Morumbi, São Paulo/SP.
Mensagens de condolências podem ser encaminhadas para a família no seguinte endereço: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Gabinete de Cerimonial e Relações Públicas – Praça da Sé, s/nº, 1º andar, sala 108, Centro, São Paulo/SP, CEP 01018-010.
São Paulo, 26 de janeiro de 2011.

Maria do Carmo Palmeira S. Pereira
Supervisora de Serviço do
Gabinete de Cerimonial e Relações Públicas
SÃO PAULO - O desembargador Antonio Carlos Viana Santos, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), morreu de causas naturais na madrugada desta quarta-feira, aos 68 anos, em sua casa. O velório ocorrerá no Palácio da Justiça. Na semana passada, Viana Santos ficou internado Instituto do Coração (InCor) para cuidar de diabetes. Ele tinha mandato até o fim deste ano. Em caráter provisório, o desembargador Reis Kuntz assume a presidência do TJ-SP. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Viana Santos ingressou na magistratura em 1969, quando foi nomeado para a 3ª Circunscrição Judiciária, em Jundiaí (SP). Em 1988, ele foi promovido a desembargador e se tornou presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) entre 2000 e 2001. Estava como presidente do TJ-SP desde o início de 2010.
O Prefeito Vitor Lippi decretou, na manhã desta quarta-feira (26), luto oficial por três dias em razão do falecimento do desembargador Antônio Carlos Viana Santos, sorocabano que presidia o Tribunal de Justiça de São Paulo. Paulo Mendes recorda que esteve na posse de Antônio Carlos Viana Santos como presidente do Tribunal, em janeiro do ano passado, então como vereador, representando a Câmara Municipal. "Ele saiu da cidade aos onze anos e, posteriormente, seguiu carreira brilhante no Judiciário. Há poucos dias ele conversou com o prefeito Lippi por telefone, convidando-o para uma visita ao Tribunal, o que deveria ocorrer em breve se não fosse o seu falecimento prematuro", comentou. Vitor Lippi também lamentou a morte do desembargador, ressaltando como uma de suas principais virtudes "a exemplar dedicação à causa da Justiça, uma constante ao longo de sua edificante vida profissional."
O CORONEL PM Ref NELSON NUNES FERNANDES me manda uma mensagem acerca do recebimento de um e-mail meu lembrando os 38 anos de criação do COPOC:
Olá Ventura.
Só você mesmo. Você, com base em seus registros, poderia muito bem escrever um livro sobre a nossa querida corporação, muita coisa interessante e instrutiva certamente viria à tona.
Um forte abraço, Nunes.
De: Mario Ventura <celmario@gmail.com
Assunto: CRIAÇÃO DO COPOC
Data: Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011, 10:50
MEUS AMIGOS
Um pouco de história da nossa querida Corporação
CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA 
ESTIMADO NUNES
AS "MEMÓRIAS DO VENTURA" é mais do que um livro. Somente alguém de capricórnio para ter a paciência de colocá-la na internet, a disposição de todos. Tem dado resultado. Acredito que desta maneira muito mais gente lê, e a qualquer momento, sem o perigo de se perder ou ficar jogado num canto qualquer de uma estante. Realmente tem muita coisa da nossa querida Corporação. Como até o ano de 2000 tudo era escrito à mão, com paciência também essa parte está, conforme me sobra tempo, sendo colocada para eternizar o que escrevi. Hoje a web é pura mágica. As minhas memórias foram lidas em PORTUGAL, no MÉXICO, em BOSTON e muitas outras cidades. Acredito que um livro não conseguiria essa amplitude. Mas agora inventei também um jornal, '32 EM MOVIMENTO. O número 1 foi colocado na Internet ontem e está tendo enorme aceitação.
De: Mirian Ito Tanaka [mailto:miriantk@ig.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 16:08
Para: Valéria Santos
Assunto: Re: [SPAM] Fwd: 32 em Movimento Jan11.pdf
Prezada Valeria- P/ favor, faça chegar ao Cel.Ventura minhas congratulações pela edição do primeiro Jornal -Estamos certos do sucesso.que alcançara- Obrigada- Mirian Tnaka-da Distrital Pinheiros - 
Em 26 de janeiro de 2011 09:50, Valéria Santos <valeria@acsp.com.br> escreveu:
Coronel Ciapina, gostaria que V.Sa. levasse ao Sr. Exmo. Comandante Geral, minha modéstia opinião, que infelizmente, não se trata de um ato impensado, pelo contrário, trata se de um ato orquestrado o primeiro de muitos que por aí virão, aliás, não foi o primeiro, pois já começaram as invasões na região do Pontal.
                    Outros virão, e sem dúvida serão dectados pelo nosso serviço de inteligência. e dizem muito à Polícia Militar a qual representamos, pois o alvo é nosso Estado e sua maior defesa está em nossas mãos.
                    Oxalá eu esteja errado, mas nosso inimigo, que já conhecemos de sobejo, tudo fará para nos desmoralizar ( a Segurança Pública ) e praticarão atos, que nos levarão à linha de frente, e inevitavelmente ao confronto.
                    A tática como sabemos, e já tem sido empregada ao longo dos últimos anos, é silenciar, como foi a UNE, ou instigar como é o M.S.T. ou comprar os demais Poderes. São Paulo, embora com todas as Sindicais, continua soberano, motivo pelo qual, estará na  mira da máxima, dos socialistas " quanto pior melhor ".
                   Tinha cá comigo que os ataques, não viriam tão cedo. Engano! Preparemos nos, na próxima, após a barbárie de se queimar nossa Bandeira, a do P.T. será hasteada.
                   Não tenho a precaução de tratar tais assuntos, reservadamente, visto que a esquerda deixa claro seus objetivos e nós Paulistas, como em outras oportunidades, sempre estivemos na frente e presentes em defesa de nosso Estado e a Polícia Militar nunca, jamais faltou aos seus deveres. Então não há o por que do segredo, são situações bem definidas.
                    Infelizmente meu extraordinário Comandante Camilo, educação, civismo e valores éticos e morais, não fazem parte da cartilha daquela "gente", quanto maior for o afastamento destes bens dos novos jovens, melhor eles se elegem e governam.
                  
                    A foto, deixa explícita a subversão.
Sent: Tuesday, January 25, 2011 8:59 PM
Subject: [grupobarrobranco] Polícia Militar repudia a queimada Bandeira Paulista.
Caros amigos da Polícia Militar, No último dia 21, durante uma manifestação contra aumento de passagens, cerca de 1000 estudantes se reuniram na Av. Paulista e, num ato impensado, queimaram a Bandeira de São Paulo. Achamos esse ato lamentável e que demonstra que precisamos orientar mais nossos jovens, a começar pelo civismo, pelos valores, pela educação! Anexo repasso nota de repúdio que enviamos a todos os meios de comunicação naquele momento.
Forte abraço!
Coronel PM Alvaro Camilo
Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo CEP: 01124-060 - Praça Cel. Fernando Prestes, 115 - 3º andar Fone: 3327-7001 - camilo@policiamilitar.sp.gov.br

Nesta tarde contamos com a presença do presidente GINO STRUFFALDI, fato difícil de acontecer, já que a família dele não o deixa quase sair de casa. Ele vem para o “DIA DOS ANIVERSARIANTES”, mas está preparado para ir até o Tribunal de Justiça levar as condolências do MMDC à família do falecido Presidente ANTONIO CARLOS VIANA SANTOS. O corpo do desditoso magistrado demora para ser liberado e vai chegar depois do horário estabelecido. Uma multidão enorme de desembargadores, juízes e autoridades de outros poderes vai se formar no Salão dos Passos Perdidos para oferecer as últimas homenagens ao homem público que faleceu prematuramente.
Na Sociedade, contamos com a presença do único aniversariante que consegue comparecer na data estabelecida por nós. O CORONEL PM Res RICARDO JACOB vai ficar conosco até 16 horas. Contamos também com o 2º TENENTE PM JOSÉ GOMES DE ARAÚJO FILHO, acompanhado de sua noiva CAMILLA PAULICCHI. Vêm trazer o convite do enlace matrimonial marcado para dia 12 de março, na Paróquia SANTA RITA DE CÁSSIA, Rua FRITZ JANK, 40, no PARQUE NOVO MUNDO. O repórter VALDIR PERVELHO ficou sabendo dessa comemoração do “DIA DOS ANIVERSARIANTES” e vem conversar conosco.
VICTÓRIO, CRISTIANO, COLOMBO, DANILO e RAFAEL estão conosco nesta tarde e dão vida ao ato da Sociedade que procura a confraternização entre os associados. Mas os aniversariantes do mês mandaram, a maioria deles, mensagens de que não poderiam comparecer pelos mais diversos motivos. Apesar de tudo ficamos na Sociedade até 17 horas, atendendo os telefonemas e as pessoas presentes.
O 1º TENENTE PM ZANDONADI também passou pelo MMDC, mas eu ainda não havia chegado. Um PM de seu batalhão irá fazer uma monografia sobre a Revolução de 32 e quer marcar uma data para conversar conosco. Esse PM está cursando a Faculdade de História. 

A lua de mel entre CORINTHIANS e torcida, que estavam unidos pelo centenário, acabou. Vaias ao time e ao técnico TITE, chamado de burro, foram o saldo do empate sem gols no PACAEMBU. O CORINTHIANS flertou com a tragédia durante boa parte do jogo e pior: não definiu qual será seu futuro na LIBERTADORES. Porque o empate em 0 a 0 com TOLIMA, hoje, no PACAEMBU, só trouxe uma certeza: não é possível fazer nenhuma previsão do que vai acontecer no jogo de volta, quarta-feira, dia 2 de fevereiro, na COLÔMBIA. É realmente uma incógnita saber se o CORINTHIANS, jogando um futebol sem objetividade conseguirá vencer por 1 a 0 ou empatar marcando gols para avançar à fase de grupos. Nem as vaias da torcida desanimaram RONALDO. Apesar do empate dentro de casa, o atacante continua apostando na classificação para a fase de grupos.
O GRÊMIO se deu bem no primeiro duelo com o LIVERPOOL uruguaio pela vaga na LIBERTADORES. O jogo em MONTEVIDÉU terminou empatado (2 a 2), e agora basta uma igualdade por 1 a 1 ou 0 a 0 no próximo dia 2, em PORTO ALEGRE, para o time se garantir na competição.
No CANINDÉ a PONTE PRETA derrotou a PORTUGUESA por 3 a 1. Em AMERICANA, o SÃO PAULO venceu o time local por 4 a 3. O AMERICANA vencia por 2 a 1 e CARPEGIANI falou grosso com os jogadores, conseguindo a virada. O atacante FERNANDINHO disse que os atletas entenderam o recado no técnico na hora. “Um jogador olhou no olho do outro e disse que tínhamos de vencer. A gente falava: eu não quero perder duas seguidas. Sabíamos que, se não desse na técnica, teria de ser na raça e na vontade”, afirmou ele.
Acabou a vida fácil do SANTOS no PAULISTÃO de 2011. Quem foi a BARUERI para ver mais um show do PEIXE no Estadual viu o primeiro tropeço da equipe de ADILSON BATISTA na temporada. Nada apontava que seria o SÃO CAETANO o primeiro algoz santista de 2011. Afinal, era o lanterna enfrentando o líder. Resultado final – 3 a 3.

MARTA, eleita a melhor jogadora do mundo pela FIFA nas últimas cinco temporadas, já tem um novo time nos ESTADOS UNIDOS. Ela vai jogar no WESTERN NEY YORK FLASH, clube que foi criado recentemente. A próxima temporada será a terceira de MARTA na liga profissional dos ESTADOS UNIDOS, cada uma com um clube diferente. A craque chegou ao país para jogar no LOS ANGELES SOL, pelo qual foi vice-campeã, e depois defendeu o GOLD PRIDE, sagrando-se campeã da liga.     
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador ANTÔNIO CARLOS VIANA SANTOS morreu de madrugada, enquanto dormia, em sua casa, na capital paulista. Diabético, ele esteve internado até sexta-feira, dia 21 de janeiro, no Hospital do Coração para tratamento. Aos 68 anos, VIANA SANTOS, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), ingressou na magistratura em 1969. O corpo do desembargador – submetido a uma necropsia, que definiu enfarte agudo do miocárdio como causa da morte – começou a ser velado à tarde no SALÃO DOS PASSOS PERDIDOS, na sede do Palácio da Justiça, na PRAÇA DA SE. Será seputado amanhã no Cemitério GETSEMANI às 10 horas. Assumiu a presidência, em caráter provisório, o desembargador ANTÔNIO LUIZ REIS KUTZ, que é o decano da Corte. Com a morte de VIANA SANTOS o Conselho Superior da Magistratura convocará eleições extraordinárias para a escolha da nova cúpula do Judiciário paulista. Ele estava no cargo desde janeiro de 2010 e teria mais um ano no posto. Há uma semana, o vice-presidente, desembargador MARCO CESAR MÜLLER VALENTE, aposentou-se. No próximo dia 6, o corregedor do TJ, desembargador MUNHOZ SOARES, também se aposentará pela compulsória. O Conselho Superior é formado pelo presidente, vice-presidente, corregedor e também pelos presidentes de sessões do TJ. O Conselho vai marcar a data para que os 360 desembargadores do maior tribunal do País escolham os novos dirigentes. VIANA SANTOS estava doente. Nos últimos meses, por duas vezes, foi internado para tratar o diabete que lhe impunha graves complicações. O presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO, disse que VIANA SANTOS “foi um magistrado de carreira que desenvolveu grande sensibilidade para tratar as questões sociais e o semelhante”.
MORRE O ATOR JOHN HERBERT: Descendente de alemães tanto pelo lado materno como pelo paterno, Herbert chegou a se formar em Direito e trabalhar no Departamento de Patentes de uma grande empresa mas, após seis meses, desistiu e voltou para a carreira de ator. Foi casado com a atriz Eva Wilma de 1955 a 1976, e ambos são pais da também atriz Vivian Buckup. Com Eva Wilma fez grande sucesso na televisão brasileira nos anos 1950 e 60, com o seriado Alô Doçura. Outros personagens marcaram a carreira do ator na TV em novelas e minisséries da Rede Globo e TV Tupi como em O Machão, O Profeta, Plumas e Paetês, Vereda Tropical, Que Rei Sou Eu?, Perigosas Peruas, A Viagem, O Quinto dos Infernos, Cabocla e Sinhá Moça tendo como um de seus últimos trabalhos o seriado Faça sua História ao lado de Vladimir Brichta e Paulo Ascenção. No cinema foram mais de 60 filmes contracenando com atores como Oscarito, Paulo Autran, Grande Otelo, Jardel Filho e Cacilda Becker. Herbert, que sofria de enfisema pulmonar, morreu em São Paulo no dia 26 de janeiro de 2011, aos 81 anos.
Telenovelas: - -2008 - Três Irmãs.... Excelência Gutierrez - 2007 - Sete Pecados.... Schmidt - 2007 - O Profeta.... Rodrigo César - 2006 - Sinhá Moça.... Viriato - 2005 - Malhação.... Horácio - 2004 - Cabocla.... Vigário Gabriel 2004 - Um Só Coração.... ele mesmo - 2002 - Esperança.... Jonathan - 2000 - Uga-Uga.... Veludo Herrera - 1999 - Tiro e Queda.... Raul - 1998 - Serras Azuis (Bandeirantes).... Faria - 1997 - Por Amor.... Durval - 1995/96 - Malhação.... Nabuco - 1994 - A Viagem.... Agenor - 1993 - O Mapa da Mina.... Wagner Amaral 1992 - Perigosas Peruas.... Cervantes 1991 - O Dono do Mundo.... Hernandez - 1990 - Lua Cheia de Amor.... Urbano - 1989 - Cortina de Vidro (SBT).... Felipe - 1989 - Que Rei Sou Eu?.... Bidet Lambert - 1986 - Mania de Querer.... Jonas - 1984 - Caso Verdade, Esperança.... Artur - 1984 - Vereda Tropical.... Vilela - 1982 - O Homem Proibido.... Alberto - 1982 - Campeão.... Nóbrega - 1982 - Os Imigrantes - Terceira Geração (Bandeirantes).... Ramon -1982 - O Pátio das Donzelas - 1980 - Plumas e Paetês.... Márcio - 1980 - Água-Viva.... Jaime - 1979 - Gaivotas.... Henrique - 1978 - Aritana.... Danilo - 1977 - O Profeta.... Heitor - 1976 - Sossega Leão - 1975 - O Sheik de Ipanema.... Dino - 1974 - O Machão.... Mário Maluco - 1973 - Divinas & Maravilhosas.... Hélio - 1972 - A Revolta dos Anjos - 1969 - As Confissões de Penélope - 1967 - Sublime Amor.... Eduardo - 1965 - Ana Maria, Meu Amor - 1965 - Fatalidade - 1965 - Comédia Carioca - 1964 - Prisioneiro de um Sonho.... Rodrigo - 1957 - O Pequeno Lorde.... Capitão Cedric – Minisséries: 2002 - O Quinto dos Infernos.... Lobato - 1999 - Chiquinha Gonzaga.... Peixoto - 1986 - Anos Dourados.... coronel - 1982 - Quem Ama Não Mata.... Martinho – Seriados: - 2000 - Sai de Baixo(episódio A Noite do Bacalhau) .... Eurico - 2008 - Casos e Acasos.... padre - 2008 - Faça sua História.... Mariozinho - 1954 - Alô, Doçura!
Direção: 1989 - Cortina de Vidro (SBT).... Filipe - Cinema (Atuação) - 1998 - Drama Urbano - 1998 - A Hora Mágica - 1991 - Per Sempre - 1987 - A Menina do Lado - 1986 - As Sete Vampiras - 1985 - Made in Brazil.... episódio "Um Milagre Brasileiro"- 1985 - Os Bons Tempos Voltaram: Vamos Gozar Outra Vez - 1984 - Jeitosa, um Assunto Muito Particular - 1982 - Retrato Falado de uma Mulher Sem Pudor - 1982 - Deu Veado na Cabeça - 1982 - As Aventuras de Mário Fofoca - 1982 - Amor de Perversão - 1982 - Tessa, a Gata - 1981 - O Torturador - 1980 - O Inseto do Amor - 1980 - Bacanal - 1980 - Ariella - 1980 - O Gosto do Pecado - 1979 - O Caçador de Esmeraldas - 1978 - Meus Homens, Meus Amores - 1978 - A Santa Donzela - 1976 - O Quarto da Viúva - 1976 - Já Não se Faz Amor Como Antigamente - 1975 - Cada um Dá o que Tem - 1975 - O Sexo Mora ao Lado - 1974 - Delícias da Vida - 1973 - Nem Santa, nem Donzela - 1973 - A Super Fêmea - 1971 - O Capitão Bandeira contra o Dr. Moura Brasil - 1970 - Em Cada Coração, um Punhal.... episódios "Transplante de Mãe" e "O Filho da Televisão" - 1970 - A Guerra dos Pelados - 1970 - A Arte de Amar Bem.... episódio "A Garçonière de meu Marido" - 1970 - O Palácio dos Anjos - 1970 - Cleo e Daniel - 1969 - Helga und die Männer - Die Sexuelle Revolution - 1969 - Corisco, o Diabo Loiro - 1969 - O Cangaceiro Sanguinário - 1968 - Bebel, Garota Propaganda - 1967 - O Caso dos Irmãos Naves - 1966 - As Cariocas - 1966 - Toda Donzela Tem um Pai que É uma Fera - 1964 - Der Satan mit den Roten Haaren - 1963 - Gimba, Presidente dos Valentes - 1962 - Copacabana Palace - 1962 - Assassinato em Copacabana - 1961 - Por um Céu de Liberdade - 1961 - Girl in Room 13 - 1959 - Maria 38 - 1958 - E o Espetáculo Continua - 1958 - Alegria de Viver - 1958 - A Grande Vedete - 1957 - Love Slaves of the Amazons - 1957 - Dioguinho - 1957 - Rio Fantasia - 1954 - Floradas na Serra - 1954 - O Petróleo é Nosso - 1954 - Candinho - 1954 - Matar ou Correr - 1954 - A Outra Face do Homem - 1953 - Uma Pulga na Balança
Direção: - 1985 - Os Bons Tempos Voltaram: Vamos Gozar Outra Ve - 1982 - Tessa, a Gata - 1980 - Ariella - 1976 - Já Não se Faz Amor Como Antigamente.... episódio "O Noivo" - 1975 - Cada um Dá o que Tem.... episódio "Cartão de Crédito"
Faleceu o padre SEBASTIÃO CÍCERO DA SILVA, aos 59 anos, após lutar por 45 dias contra uma meningite viral. Vai fazer falta na Diocese de SANTO AMARO, na zona sul de São Paulo. Natural de MACEIÓ, ALAGOAS, onde nasceu em 1951, ele se dedicava havia muitos anos a causas sociais na capital paulista. Fazia parte da Paróquia de SÃO MIGUEL ARCANJO. Trabalhou na Pastoral da Deficiência, procurando minimizar o sofrimento das pessoas. “Ele dava orientação espiritual, dicas para melhorar o casamento”, contou ROSE SOUZA, secretária da pastoral. “Ele intimava os casais. Dava um chacoalhão, resolvia os problemas. Salvava os relacionamentos”, lembrou.

Morreu o estudante ARTHUR AMORIM SANTOS. No seu aniversário de nove anos ARTHUR ganhou uma festa com uma decoração especial: dinossauros, animais que conhecia muito bem. O próprio garoto se dizia especialista em paleontologia. No ano passado realizou o sonho de ser entrevistado no “PROGRAMA DO JÔ”, e também escreveu o livro “AS AVENTURAS DE YOSHITO”. Nasceu em outubro de 2001 e se tratava em SÃO PAULO contra um câncer raro.

Condenado judicialmente por ato de improbidade administrativa, o engenheiro JOSÉ BERNARDO ORTIZ tomou posse hoje na presidência da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) – orçamento de 3,5 bilhões de reais para 2011 – e declarou que o Ministério Público “é regido por pessoas que não entendem nada de administração pública”. Fustigado pela promotoria, que o colocou no banco dos réus, ORTIZ responde a dez ações judiciais, oito delas por atos que teriam violado a Lei 8429/92 – que pune administradores públicos por transgressão aos princípios do artigo 37 da Constituição, moralidade, impessoalidade e economicidade. Em uma ação ele já foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado à suspensão dos direitos políticos por 5 anos.

A nova administração do PANAMERICANO descobriu que o rombo na instituição controlada pelo GRUPO SÍLVIO SANTOS é maior do que os 2,5 bilhões de reais estimados inicialmente pelo BANCO CENTRAL no ano passado. Por isso, o banco precisará de uma nova injeção de dinheiro.

O cantor GLADYS HORTON, que cofundou o grupo THE MARVELETTES, da gravadora MOTOWN, e cantou sucessos como PLEASE MR. POSTMAN (1961) morreu nesta quarta-feira, em LOS ANGELES, aos 66 anos. Ele sofreu derrame, segundo seu filho, VAUGHN THORNTON. GLADYS fez parte do MARVELETTES até 1965. Também faleceu nos EUA, em WARTRACE, no Estado do TENNESSEE, o cantor country CHARLIE LOUVIN, que gravou vários sucessos trazendo influências gospel para seu estilo. Ele estava com 83 anos e sofria de câncer no pâncreas. Membro do Hall da Fama da Música Contry desde 2001, ficou famoso no duo IRMÃOS LOUVIN, na década de 1950.

Milhares de egípcios desafiaram hoje o veto a protestos imposto pelo governo e foram às ruas pelo segundo dia consecutivo exigir a renúncia do presidente HOSNI MUBARAK, no poder há três décadas. Cenas de violência voltaram a ser registradas nas principais cidades do EGITO – CAIRO, ALEXANDRIA e SUEZ. Seis pessoas morreram, quatro opositores e dois policiais, desde ontem. Mas a polícia disse que duas mortes ocorridas hoje foram por atropelamento. Ao menos 860 manifestantes foram presos.

2 012      :     -     QUINTA-FEIRA
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC tenho uma tarde toda tomada por visitas. A primeira delas é a do MAJOR PM GUIMARÃES, no Comando Interino do 12º BPMM. Vem acompanhado do TENENTE PM SAMUEL. Entrega-me a comunicação do Comandante TENENTE-CORONEL PM HELSON LÉVER CAMILLI, que se encontra se férias, que me foi outorgada a MEDALHA CINQUENTENÁRIO DO 12º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO, após deliberação da competente Comissão, conforme Decreto Nº 56.716/11, de 2 de fevereiro de 2011. A cerimônia de condecoração está marcada para 9 de fevereiro, no Teatro SESC VILA MARIANA, situado à Rua PELOTAS, 141, na VILA MARIANA. Faz parte das comemorações do 55º Aniversário da Unidade, que também terá a palestra Motivacional do Professor CÉSAR ROMÃO.
Idêntica comunicação também é feita ao GINO STRUFFALDI, mas explico a eles que a situação de saúde do GINO é precária. Talvez tenhamos de levar ao presidente de honra da Sociedade a comenda. Serão entregues também sete Medalhas PEDRO DE TOLEDO, que no ano passado não puderam ser entregues por impedimentos dos recipiendários.
Ainda com o MAJOR PM GUIMARÃES e TENENTE PM SAMUEL presentes, chega o ÁLVARO TAVARES, atual presidente da União dos Escoteiros do Brasil. Quer ele entregar as medalhas da Sociedade a velhos participantes dos escoteiros, na segunda quinzena de março.
O presidente da Ordem dos Parlamentares do Estado de SÃO PAULO, LEONEL DE AGUIAR, vem me visitar nesta tarde. O professor, jornalista e radialista LEONEL DE AGUIAR mostra sua participação num site e conversa comigo sobre planos de participação nas comemorações dos 80 Anos da Revolução Constitucionalista.
Saímos da Sociedade depois das 17 horas, quando ameaça chover no centro da cidade. Tenho grande trabalho no computador, com muita coisa atrasada.

Estimadissimo MARKUS
Realmente CEL VENTURA acertou corretamente em colocar vossa pessoa de presidente da muitissimo necessaria "comissão de internautas".
Eu na condição de fundador dos núcleos de correspondência concordo em todos os itens que alinhavou, com a exceção do seguinte:
2)   Manter um padrão igual para todos os sites, como por exemplo cabeçalhos e uma estrutura de site similar. --- Este trabalho vai demandar mais tempo, pois além de padronizar tudo, há também a questão das hospedagens dos sites de vocês, uma vez que alguns usam blogspot (como o da sociedade também) e outros criaram seus próprios sites.
Creio que se agirmos dessa forma, nós vamos engessar a capacidade de criação e de produção dos núcleos, pois um terrível problema vai surgir: QUEM vai montar os respectivos sites? digo isso porque o BLOG de SAO VICENTE foi EGYDIO que abriu e eu que fez os banners, o de CRUZEIRO 99% de chance que seremos nós dois novamente e em BARRETOS então nem se fala...
Temos seríssimos problemas de falta de pessoal para mantermos até a atual estrutura que temos e quando pessoal tem, brigas surgem entre quem é presidente e vice e vice e secretario, não permitindo que o núcleo de correspondência não atinja a plenitude de suas potencialidades em termos de pesquisa, produção e divulgação.
Creio que nesse primeiro momento de expansão o ideal é deixar expandir e consolidar nas respectivas cidades pelo menos algo que seja, mas vossas demais idéias são fantásticas e não devemos deixar de pensar nelas num futuro quando cada núcleo de correspondência REALMENTE o for: isto é, pesquisando, produzindo e divulgando.
Isto é minha opinião pessoal na condição de fundador e ladeado pelos bravos EGYDIO e ERIC, desbravadores de cidades esquecidas e núcleos em estado de hibernação. Não somos os melhores e nem almejamos ser os piores, mas cumprimos com o nosso dever, qual seja. pesquisar, produzir e divulgar.
Meu enorme abraço a vossa pessoa a quem eu e ITAPETININGA muito deve pelo "acima de todo o elogio" trabalho que faz conjuntamente com CAMILA GIUDICE a frente de nosso órgão máximo de expressão, o 32 EM MOVIMENTO.
Meus camaradas dos núcleos de correspondência, manifestem vossas opiniões. Estamos numa sociedade livre, democrática e plural. Abraço a todos
BIAJONE
Jan 26, 2012

 Responder |M Runk mrunk@mcmk.com.br para natsoaressant, Arthur, Prof.JBiajone, Eric, guilherme.slash, e.jtisiani, mim
mostrar detalhes 21:43 (4 horas atrás)

Caro Biajone,
Muito obrigado pelos elogios a mim e a minha amada Camila.
Excelente colocação a sua, isto eu não tinha pensado ainda por completo, por isto esta conversa democrática.
O que podemos fazer para exatamente não engessar, mas ao mesmo tempo facilitar a vida de todos é desenvolver uma base estrutural igual, assim quando for criado um novo núcleo, esta parte já está praticamente pronta, sendo necessário apenas criar o domínio e já se pode começar a pesquisar e comunicar.
A responsabilidade de manter a estrutura funcionando caberá à própria Sociedade e pelo que estou compreendendo caberá especificamente a esta comissão e a minha pessoa.
Estou inserindo sua sugestão como um dos tópicos já antes citados:
- Desenvolver uma estrutura que agilize a criação de novos núcleos e simples o suficiente para que estes possam se concentrar na pesquisa, produção e divulgação.
E também estou incluindo a idéia do Arthur:
- Manter uma página com o gerenciamento dos núcleos e as instruções para a criação de novos núcleos de correspondências.
Att,
Markus

Amigo e digno companheiro de lutas M RUNK
Creio ser melhor deixar as coisas como estão até nós termos pesquisadores maduros suficiente para realmente produzir pesquisas.
Qualquer modelo de como montar paginas ou instruções poderá não ter sucesso por que o enfoque deve ser a pesquisa e não a maneira como ela deve ser divulgada.
Erraremos se pensarmos o contrário.
O estatuto dos núcleos de correspondência é claro. O núcleo de correspondência não necessita de pagina na internet para existir, se assim ele desejar. Se nós gerarmos essa documentação, correremos o risco de coibir a evolução desses mesmos núcleos no futuro.
Sugiro que deixemos como está, porquanto alguma produção está sendo conduzida e longe está a sociedade em perder o controle do que ocorre, pelo contrário, a sociedade apenas se beneficia em termos cada vez mais acesso aos distantes rincões e até em outros países, coisa que nenhuma associação de veteranos da II Guerra Mundial hoje consegue, mesmo sendo mais modernos do que nós.
Meu enorme abraço meu amigo. Estamos juntos e juntos continuaremos.
Pela memória e pelos feitos de nossos veteranos de 32,
BIAJONE
Jan 26, 2012

 Responder |Arthur Paschoal afsouzapaschoal@ig.com.br para M, Prof.JBiajone, Eric, guilherme.slash, e.jtisiani, mim, natsoaressant
mostrar detalhes 22:37 (3 horas atrás)

Aguardo instruções
Aparentemente já consegui espaço físico para o núcleo sul.
Sem mais,
A. Paschoal

CARÍSSIMO ARTHUR PASCHOAL
Sou leigo em situação de blogs e sites.
Para isso nomeei o MARKUS como presidente dos internautas.
Tenho como escopo a UNIÃO FAZ A FORÇA
Nada de ciumeiras, como foi citado.
A criatividade de cada um é o fator principal do sucesso de nosso trabalho na internet.
Temos conseguido excelente resultado e precisamos continuar com essa vontade inerente de cada um
Quero a colaboração de todos e não de chefias ou presidências. Elas existem por necessidade e obrigação estatutária. Cada núcleo tem a sua originalidade e os seus padrões de produção.
Apenas quero que tudo isso não crie uma "guerra" desnecessária de vaidades.
Vocês todos são meus amigos e os aceito como são. Que se continuem as idéias individuais para o benefício de bem comum: nosso IDEAL DE DIREITO. 
PARA CONHECIMENTO DE TODOS

CARÍSSIMO EGYDIO
Fiquei simplesmente comovido com os dados que você está me encaminhando acerca de dona JUDITE.
Leve a ela o meu abraço carinhoso e diga que as portas da Sociedade estão abertas para ela.
Gostaria que você entrasse em contato com os familiares de dona JUDITE e a convidasse para ser homenageada na Sociedade, numa das reuniões da COFAM.
Essas reuniões sempre acontecem no terceiro sábado de cada mês (em fevereiro, excepcionalmente, por causa do carnaval, será no dia 11).
Mas PIRACICABA poderia muito bem homenagear essa pessoa extraordinária, talvez na Câmara Municipal, em data que também comemorasse os 80 anos da Revolução Constitucionalista de 32.
Você tem condições de mandar-me o currículo dela?.
Precisamos estudar a melhor maneira de homenageá-la.
Ocorre-me a idéia de se criar uma Medalha Municipalista para perpetuar o espírito de 32 nessa cidade.
Poderia partir do próprio Núcleo de Correspondência.

Em 26 de janeiro de 2012 23:46, EGYDIO JOAO TISIANI escreveu:

Prezado Cel VENTURA
Permita-me narrar-lhe um fato interessante e simplesmente emocionante que me aconteceu hoje a tarde:
Fui em companhia do amigo e notável jornalista Edson Rontani Jr. até a casa da sua tia-avó para elaborar um trabalho sobre o combatente Natal Meira de Barros, seu irmão, morto em combate aos 17 anos de idade em Cruzeiro e lá chegando conheci a Sra. Judite Meira Barros Sampaio de 91 anos, a quem fui apresentado.
E, conversando, soube que a dona Judite é esposa do Sr. Manoel Sampaio Mattos que foi presidente do MMDC aqui em Piracicaba por 32 anos de 1969 até 24/01/2001 quando do seu falecimento. O casal era sempre visitado pelo Cel PM Fernandez desde o ano de 1979.
Dona Judite é uma senhora forte, lúcida, disposta, jovial e disse-me que era a anfitriã quando da visita do pessoal da Sociedade à Piracicaba bem como tomava todas as iniciativas para a organização dos eventos cívicos relativos à Revolução de 32.
Ela é uma pessoa esclarecida, uma verdadeira enciclopédia sobre aquela epopéia cívica, sabe tantos detalhes com uma memória prodigiosa, tem o livro "Cruzes Paulistas", várias edições dos jornais de 1932 narrando sobre os acontecimentos, cartas enviadas do seu irmão Natal do front de batalha dirigidas à sua mãe, tudo original e bem conservado envolvidos por plásticos, material este que guarda com muito carinho.
Ela tem o convite do Gal Euclydes Figueiredo para almoço com a família em São Paulo, uma placa original que recebeu do governo da Itália com a inscrição "Desta Casa partiu o Soldado da Lei", a relação com o nome de todos os combatentes do Batalhão piracicabano, esfinges da revolução, enfim, um farto material que vi guardado em seu quarto.
Disse-me que só deixou de estar na dianteira do MMDC local desde 2001, pois, com a morte do marido, não tinha mais ninguém para conduzi-la de automóvel visto que já tinha certa idade para se locomover a pé.
Perguntei-lhe em tom de brincadeira se ela quer estar a frente novamente do MMDC, agora, na condição de presidente(a) do Núcleo de Correspondência de Piracicaba, levou a sério e respondeu-me que sim, com prazer e continuou pedindo-me para que eu lhe criasse um blog, pois, ela mesma quer postar todas as matérias que tem em mãos para publicá-las.
Disse-me, ainda, se eu conduzi-la de carro aos eventos da Sociedade ela faz questão de participar de todos, inclusive em São Paulo.
Foi uma visita edificante, simplesmente emocionante e inacreditável -  só vendo para crer!
Convido-lhe, ilustre Cel VENTURA, para que façamos uma visita a esta notável senhora, o senhor irá se surpreender com tanta cultura, sabedoria, dinamismo e ao mesmo tempo uma pessoa tão singela vivendo numa casa bem simples. Apesar de não ter participado ativamente da Revolução de 32 é o que podemos chamar de uma verdadeira heroína constitucionalista pelos seus testemunhos, participações e feitos dedicados àquela causa através dos tempos. Nos meus 57 anos de vida nunca conheci alguém tão exemplar.
Em anexo, a biografia que consegui junto à dona Judite sobre o seu irmão Natal bem como fotos da visita.
Grato por permitir-me expor-lhe o conteúdo acima e receba o meu efusivo abraço.
EGYDIO
PS. Endereço de dona Judite: Rua do Vergueiro nº 1153 - Centro - Piracicaba/SP
e-mail de dona Judite:   judimattos@gmail.com
fone: (19) 3422-4009; cel. do Edson: 9148-3702

Recebi, hoje, um e-mail do EGYDIO TISIANI, Presidente do Núcleo de Correspondência de PIRACICABA essa carta referente ao combatente NATAL MEIRA BARROS, que me comoveu e julgo ser de interesse de meus amigos.

Na manhã de 27 de agosto de 1932, Natal Meira Barros, voluntário do 2º Batalhão dos Funcionários Públicos, estava ocupando, com outros elementos do mesmo batalhão, uma trincheira na Frente Norte, setor de Pinheiros, quando recebeu ordem de buscar numa trincheira próxima um pau para barraca.
Cumprindo ordem, com mais três rapazes, tomou ele um caminho que passava atrás de um bambual, de maneira a ficar oculto às vistas do adversário. Não lhe valeu a prudência. Uma bala partida de uma posição ocupada pela polícia pernambucana, alcançou-o mesmo através do bambual, ferindo-o gravemente no pescoço.
Recolhido ao Hospital de Sangue de Cruzeiro, não resistiu à grave hemorragia produzida pelo ferimento.
Seu corpo está sepultado em sua terra natal.
Dados Biográficos: Nascido em Piracicaba a 25 de Dezembro de 1914, filho do Sr. Josué Meira Barros e de d. Bianca Bulchini de Barros, Natal era uma moço forte, esportista dedicado e exercia sua atividade no comércio.
Era solteiro e foi por algum tempo instrutor do Tiro de Guerra de Piracicaba, onde residia.
Assisti em Piracicaba uma cena que me comoveu.
Numa de suas ruas vi um oficial que ia ao meu lado chamar, em dado momento um soldado de cor, muito modesto, que caminhava a sua frente. Como este não tivesse ouvido, o oficial adiantou-se e o abraçou fortemente. A cena era edificante. Perguntei a um outro oficial, com quem ia, quem era o combatente que merecera tão grande simpatia do oficial.
Esse pequeno soldado respondeu-me é um exemplo de bravura. A ele se deve, num dos combates travados neste setor a salvação de uma companhia.
Antonio de Souza Cunha
Com todo esse trabalho estratégico na Internet, quando dou conta do horário já estamos na madrugada do dia 27. É salutar ver que pessoas desinteressadas estão movimentando o conceito de publicidade do movimento constitucionalista de 1932. Acredito mesmo que nunca esse episódio da história do BRASIL tenha sido tão divulgada como agora, isso não só no país, como também fora dele, como as estatísticas dos blogs têm demonstrado. Parabéns aos senhores presidentes de núcleos de correspondência pelo estupendo trabalho que vêm demonstrando.

O engenheiro-civil, especialista em estrutura do CREA, ANTÔNIO EULÁLIO PEDRO, vistoriou hoje de manhã o local onde três prédios desabaram no centro do RIO e informou que aconteciam no 3º e 9º andar do prédio LIBERDADE, de 18 andares e que desabou primeiro, não estavam registradas no Conselho Regional de Engenharia. A última obra no prédio que teve registro no CREA aconteceu em 2008. Funcionários da empresa Tecnologia Organizacional TO, que não quiseram ser identificados, confirmaram que estavam fazendo uma grande obra no 9º andar, derrubando até paredes. Segundo ANTÔNIO, há três hipóteses que podem ter desencadeado a tragédia: o corte de uma viga, com ruptura brusca, a corrosão e infiltração da laje da cobertura ou o entulho da obra, que provocou o excesso de peso e o rompimento da estrutura. Ele descarta a possibilidade de vazamento de gás e diz que o prédio caiu de cima para baixo. Chegou a seis o número de corpos resgatados pelos bombeiros nos escombros dos três prédios que desabaram. Segundo o IML, da relação de 24 desaparecidos fornecida pela prefeitura do RIO, cinco corpos já haviam sido reconhecidos por parentes. Um sexto corpo foi levado para o IML, mas não foi reconhecido. Pelo menos um representante de cada família de possíveis desaparecidos foi levado ao IML para tentar reconhecer os corpos. Cinco pessoas foram hospitalizadas no SOUZA AGUIAR e duas tiveram alta hoje. Uma outra pessoa deu entrada no Hospital GETÚLIO VARGAS e também já foi liberada. A Secretaria de Assistência Social informou que vai arcar com as despesas de enterro dos mortos cujas famílias não têm condições financeiras.

GERALDA LÚCIA FERRAZ GUABIRABA, de 54 anos, foi assassinada da mesma maneira que a santa da qual era devota. A dona de casa morreu com um corte no pescoço provocado por uma faca cega ou um caco de vidro e teve os olhos arrancados na madrugada do dia 14 de janeiro, na PEDRA DA MACUMBA, em MAIRIPORÃ. SANTA LUZIA foi assassinada com golpe de espada, também no pescoço e teve os olhos retirados por soldados do Império Romano no ano 303. Nesta noite a polícia recebeu o laudo produzido pelo Instituto de Criminalística do computador usado por GERALDA. O documento tem 50 páginas e está sendo analisado pela delegada CLÁUDIA PATRÍCIA DÁLVIA. A polícia já sabe que na semana que precedeu o crime, alguém pesquisou sobre chumbinho (veneno para matar ratos) e acessou sites que tinham como principal assunto a morte. A perícia não conseguiu detectar as possíveis conversas mantidas pela vítima em redes sociais. A polícia enviou ofício ao site FACEBOOK para tentar descobrir qual o histórico da página pessoal de GERALDA e assim tentar identificar seus interlocutores. 

Três semanas após o ídolo palmeirense MARCOS abandonar os gramados, ROGÉRIO CENI inicia a partir de segunda-feira, dia 30 de janeiro, sua derradeira batalha contra a aposentadoria no SÃO PAULO. A artroscopia no ombro direito, que será realizada até domingo, pode deixar o goleiro de 39 anos Dora de atividade até o fim de julho. Com contrato até dezembro, CENI deve adiar a decisão de parar no fim do ano e aceitar a proposta de renovação, prometida hoje pela diretoria. O médico JOSÉ SANCHEZ garante que o prazo de seis meses é o mais pessimista.

Na noite de hoje, DOMINGOS MONTGNER, de 49 anos, irá tirar a faixa presidencial e se despedirá do gabinete do político PAULO VENTURA, de O BRADO RETUMBANTE. Mas não será aí que terminará a saga do novo galã da GLOBO. Enquanto a poltrona presidencial ficar de férias da telinha por tempo indeterminado – o autor de O BRADO, EUCLYDES MARINHO, diz ter material para uma segunda temporada – o ator voltará às origens, no tablado. O estojo de sombras brancas retornará à penteadeira, o batom avermelhado colorirá outra vez os lábios do paulistano MONTAGNER e o espírito lúdico do universo dos palhaços invadirá a cena. O dono desse nariz vermelho será tão denso quanto os palhaços do quadrinista LAERTE COUTINHO, que em 2008 deu origem ao espetáculo A NOITE DOS PALHAÇOS MUDOS (2008) e rendeu a MONTAGNER uma premiação no 21º Prêmio SHELL de Teatro. Mas agora com um peso internacional. Afinal, a sátira O MISTÉRIO BUFO, protagonizado por MONTAGNER a partir de março, no SESI, abre e fecha cortinas no mundo inteiro desde 1969. O texto do dramaturgo italiano DARIO FO, que em 1997 ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, já passou por MOSCOU, AMSTERDÃ, ITÁLIA e outros países.

PM diz que ataque à base nos Bosques é represália contra prisões Três menores foram apreendidos no bairro na quinta-feira (26). "Eles estão no crime por falta de perspectiva de vida", disse major. A Polícia Militar acredita que o ataque à desativada base policial na noite de quinta-feira (26), no bairro Bosques do Lenheiro, em Piracicaba, seja uma ação de represália de um grupo de adolescentes contra as prisões que a PM tem feito no local nos últimos meses. "É preciso salientar que não foi a população do bairro que fez isso. Essa população é muito amistosa e trabalhadora. O problema é que o bairro tem um grupo de criminosos que faz essas ações", disse a major da PM Adriana Sgrigneiro. Adriana contou que três menores foram apreendidos no bairro, na quinta-feira (26), e que isso teria ocasionado o contra-ataque de alguns poucos moradores. Esses adolescentes teriam furtado alguns carros em Piracicaba, segundo a major. "Os adolescentes são usados por esses moradores, que são criminosos, para furtar carro, fazer pequenos roubos. São fantoches nas mãos deles. Eles estão no crime por total falta de perspectiva de vida", analisou a policial. A major disse ainda que a PM tem feito várias ações no bairro para prender os bandidos. "A polícia prende mesmo e vai continuar com as ações. A gente tem que entrar no bairro e tirar esses moradores que não prestam de lá. No ano passado, a PM prendeu 1.700 pessoas em Piracicaba. É muita gente, muito criminoso", avaliou Adriana.


É complicada a vida de MURICY RAMALHO: ter NEYMAR, GANSO, ELANO e BORGES, não poder utilizá-los e pôr em campo um time sem brilho e mesclando reservas e algumas jovens promessas. Evidentemente que as chances de isso dar certo não são grandes. Mas o SANTOS, não fosse ALAN KARDEC, teria tropeçado novamente no Campeonato Paulista. Foram dele os dois gols da vitória sobre o ITUANO, por 2 a 1, num ANACLETO CAMPANELLA vazio. Com dois gols de HERNANE, o MOGI MIRIM venceu o GUARANI por 3 a 0, em MOGI, e subiu para a terceira colocação no PAULISTA, com duas vitórias em dois jogos. HERNANE é artilheiro isolado com quatro gols. O meia RONI completou o placar. O GUARANI, que estreou com vitória, caiu para o décimo lugar, com três pontos.

O CORINTHIANS divulgou hoje que um quarto do ITAQUERÃO já está pronto. E de acordo com a ODEBRECHT, o ritmo das obras vai acelerar ainda mais a partir da próxima semana. Até agora já foram cravadas 2.720 estacas – isso corresponde a 85% do total. A previsão é de que o estádio  de abertura da COPA DO MUNDO fique pronto em dezembro de 2013.  

Aconteceu de novo: ROGER FEDERER começou a partida contra seu maior rival, RAFAEL NADAL, exibindo seu gigantesco arsenal de golpes e dando a impressão de que desta vez o espanhol sairia da quadra derrotado. Aos poucos, no entanto, o suíço foi baixando a cabeça e sucumbindo à intensidade insana de NADAL. Ao fim do duelo, o placar mostrava 3 sets a 1 para o espanhol. E FEDERER amargou ais uma derrota para seu eterno algoz. No começo da manhã do domingo, dia 29, NADAL vai tentar conquistar seu 11º título de GRAND SLAM, o segundo do ABERTO DA AUSTRÁLIA – o primeiro ele ganhou em 2009. O espanhol vai enfrentar o vencedor do jogo entre NOVAK DJOKOVIC e ANDY MURRAY, marcado para o início da manhã de 28 (sábado)
A final do GRAND SLAM DA AUSTRÁLIA, no feminino, será amanhã entre MARIA SHARAPOVA e a novata VICTORIA AZARENKA. A vencedora da partida será coroada como a mais nova número 1 do mundo. AZARENKA venceu a semifinal contra a belga KIM CLIJSTERS. A russa, óbvia favorita ao título precisa abrir o olho contra a azarã AZARENKA.  

PAULO ROMEU SCHILLING era contador de formação, mas era um homem de esquerda e nunca escondeu sua posição. Perseguido, foi exilado político, durante o período da ditadura. Gaúcho de RIO PARDO, PAULO SCHILLING foi assessor do então governador do RIO GRANDE DO SUL, LEONEL BRIZOLA. Ele foi também secretário executivo da Frente de Mobilização Popular (de apoio ao presidente JOÃO GOULART) até 1964 e diretor do jornal “PANFLETO”. Exilado por 16 anos entre URUGUAI e ARGENTINA, SCHILLING trabalhou em jornais locais, agências de notícias e editoras de livros. Ele escreveu 32 livros sobre a AMÉRICA LATINA, além de diversos ensaios e centenas de reportagens, grande parte redigidas no exílio. Um dos livros mais conhecidos nesta época é “Como a Direita se Coloca no Poder”, editado no BRASIL pela GLOBAL, em 1979. Com a anistia, PAULO voltou ao BRASIL em 1980 e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. SCHILLING colaborou também com a CUT (Central Única dos Trabalhadores). O MST (Movimento Sem Terra) o tem como pioneiro, por organizar, em 1960, no RIO GRANDE DO SUL, o MASTER (Movimento dos Agricultores Sem Terra). “PAULO SCHILLING foi um dos fundadores do MASTER na década de 1960 e era grande amigo do MST. Foi um dos grandes defensores da reforma agrária em toda a sua vida”, afirmou JOÃO PEDRO STEDILE, da direção nacional do MST. O escritor morreu nesta quinta-feira, de falência múltipla de órgãos. 

DJACI ALVES FALCÃO tinha o Direito no sangue. Além de ter sido jurista e magistrado, ele integrou por 22 anos o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal, tendo sido presidente da Instituição. DJACI era pai do atual ministro do STF FRANCISCO FALCÃO. O ex-ministro nasceu na cidade de MONTEIRO, no Estado da PARAÍBA, em agosto de 1919. Formou-se pela Faculdade de Direito do RECIFE e serviu como juiz nas comarcas de SERRITA, TRIUNFO, SÃO JOAQUIM DO BELMONTE, PAULISTA e no RECIFE, em PERNAMBUCO. Em março de 1957, DJACI ascendeu ao cargo de desembargador do TJ-PE (Tribunal de Justiça de PERNAMBUCO) sendo eleito presidente do Judiciários Estadual em 1966. Após nomeação, tomou posse do cargo de ministro do STF no dia 22 de fevereiro de 1967. Ele foi levado à presidência do Supremo em 11 de fevereiro de 1971, exercendo-a até 11 de fevereiro de 1973. Aposentou-se em 10 de janeiro de 1989, sendo homenageado pelo STF em sessão de 8 de março daquele ano. Durante a aposentadoria, tornou-se assistente da cadeira de Direito Civil da Faculdade de Direito do RECIFE. Grande autoridade no assunto, escreveu diversos livros e seus despachos continuam sendo reproduzidos em publicações realizadas em Direito. DJACI morreu de causas naturais nesta quinta-feira (26), no RECIFE. Será enterrado amanhã no Cemitério de SANTO ANDRE. 

Nevascas estão paralisando países da EUROPA ORIENTAL. A pior situação é na ROMÊNIA. Socorristas já resgataram 340 pessoas de automóveis em rodovias do país. Um trem com 123 passageiros descarrilou porque parte dos trilhos da ferrovia estavam congelados. Algumas áreas tiveram 3 metros de neve acumulada sobre o solo. Pelo menos dez vôos foram cancelados.
O mar da ILHA DE GIGLIO, onde no navio COSTA CONCÓRDIA naufragou no dia 13, na ITÁLIA, já apresenta sinais de poluição, informou hoje a Agência Regional pela Proteção Ambiental da TOSCANA. No mesmo dia, os corpos de três alemães foram identificados. Segundo o instituto, a água da região tem uma concentração de até 3 miligramas por litro de surfactante, sustância usada em detergentes. Antes do acidente, não havia o elemento no local. O nível de contaminação é semelhante ao de portos industriais. Os mergulhadores continuam as buscas a 16 desaparecidos. O naufrágio do navio deixou 16 mortos.

A primeira-ministra australiana, JÚLIA GILLARD, e o líder da oposição, TONY ABBOTT, foram resgatados por seguranças depois de cercados por 200 manifestantes na capital, CAMBERRA. Eles participavam de uma cerimônia em um restaurante para marcar o feriado nacional do país, o DIA DA AUSTRÁLIA, que celebra a chegada dos primeiros colonos britânicos, em 1788. Um grupo de aborígines e ativistas estava reunido nas proximidades do restaurante. Quando ficaram sabendo da presença de GILLARD e do líder da oposição, eles cercaram o local e começaram a bater nas janelas de vidro. O feriado é lembrado pelos aborígines como o DIA DA INVASAO. Os seguranças, junto com a polícia, decidiram retirar a primeira-ministra do restaurante junto com ABBOTT em uma operação tumultuada na qual GILLARD quase caiu. Ninguém se feriu.  

O favorito da corrida presidencial na FRANÇA, o socialista FRANÇOIS HOLLANDE, publicou um manifesto hoje dizendo que, caso ganhe, elevará impostos para os ricos, cortará tributos sobre os lucros de empresas menores e cancelará bilhões de euros em incentivos fiscais introduzidos pelo presidente, o conservador NICOLAS SARKOZY.

Quase cem pacientes paquistaneses com problemas cardíacos morreram após ingerirem medicamentos contaminados que foram produzidos localmente. Outros encontram-se em estado grave no hospital, informaram autoridades hoje. “Eles tiveram uma reação aos medicamentos cardíacos”, disse SHAHBAZ SHARIF, chefe de governo da província de PUNJAB, região central do PAQUISTÃO. A polícia prendeu os proprietários de três laboratórios farmacêuticos suspeitos de fornecer os remédios. Investigações iniciais mostraram que os remédios fornecidos por fabricantes locais estavam “abaixo do padrão”.

O presidente do IRÃ, MAHMOUD AHMADINEJAD, afirmou hoje que seu país está disposto a retomar o diálogo sobre seu programa nuclear diretamente com as grandes potências. Segundo AHMADINEJAD, é o Ocidente quem usa “pretextos” para não se sentar à mesa de negociação. Mas ele garantiu que a pressão externa não fará o IRÃ desviar-se do objetivo de enriquecer urànio. As declarações do líder iraniano foram feitas em um momento especialmente delicado. A União Européia aprovou um embargo total ao petróleo iraniano.

CLARE FISCHER, compositor e arranjador que ganhou 11 prêmios GRAMMY por trilhas feitas para cinema e TV, morreu nesta quinta-feira, aos 83 anos, em BURBANK, CALIFÓRNIA, após sofrer um problema cardíaco e ser operado num hospital de LOS ANGELES. Autor versátil e pianista, ele também assinou arranjos para discos pop de PRINCE, MICHAEL JACKSON, PAUL McCARTNEY e CARLOS SANTANA. Amigo de TOM JOBIM, ele começou a carreira como pianista e arranjador do grupo HI-LOS, em 1950, e tocou com o trompetista de jazz DIZZY GILLESPIE em discos de bossa nova, nos anos 1960. Seu último disco foi CONTINUUM, lançado no ano passado. 

2 013     :      -      SÁBADO
No dia 24 de janeiro estivemos reunidos no ALMOÇO DA VITÓRIA na AOMESP e, em seguida, procedeu-se a entrega de 17 colares aos associados relacionados e aprovados pelo CONSELHO DO COLAR DA VITÓRIA. As imagens tiradas pelo nosso associado ANTONIO CARLOS ARISTIDES e colocadas no FACEBOOK foram copiadas por mim. Durante a noite de ontem, pacientemente, coloquei em meu blog cerca de 14 fotos. Vencido pelo sono, deixei para o final de semana a colocação das demais. Foi emocionante a reunião da CONFRARIA DO COLAR DE VITÓRIA, principalmente por contarmos com a presença do poeta PAULO BOMFIM. Ontem, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, durante as homenagens prestadas ao falecido HERNÂNI DONATO, recebi elogios de muita gente que tomou conhecimento da entrega do colar na quinta-feira. Mas há um certo desgaste físico nisso tudo. Minha idade, 76 anos, está exigindo certo comedimento em minhas ações. Problemas de saúde fatalmente irão afetar meu desempenho na presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para o biênio 7 de julho de 2013 a 7 de julho de 2015. Neste sábado, em minha biblioteca, estou pensando seriamente nas eleições de abril. O processo sucessório estava marcado para esse mês, como sempre acontece. Mas o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA solicita colocar na pauta para reunião do CONSELHO SUPERIOR no mês de fevereiro. O problema todo está em quem irá me substituir. Na Sociedade não há um associado que compareça diariamente no MMDC, a não ser, nos últimos meses o nosso AMADO RUBIO, na condição de comandante do Exército Constitucionalista. Partiremos, daqui em diante, para conversações nesse sentido.  

Durante a cerimônia de entrega do COLAR, nosso associado ARISTIDES, praseirosamente, demonstrando amor ao MMDC, documentou tudo através das imagens que depois colocou no FACEBOOK. Ele faz um pronunciamento em minhas memórias:
ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES deixou um novo comentário sobre a sua postagem "COLAR DA VITÓRIA EVOCATIVO DOS 80 ANOS DO MOVIMENT...":
Eu sempre agradeço por poder participar destes eventos tão importantes organizados pela Sociedade Veteranos de 32 - MMDC Presidida pelo Sr Coronel Ventura, e principalmente pelo meu aprendizado adquirido no convívio com pessoas que além de uma extraordinária bagagem de vida são exemplos para a sociedade atual pelo conhecimento histórico, dedicação e altruísmo!! E o mínimo que posso fazer para ajudar a enaltecer o grande trabalho que todos os membros atuantes da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC fazem pela preservação dos Ideais do Movimento Constitucionalista de 32. O meu Obrigado pela oportunidade de prestigiá-los Antonio Carlos Aristides
Durante o transcorrer deste sábado coloco em meu blog o restante das fotografias que ARISTIDES tirou em 24 de janeiro.

MARIANO TAGLIANETTI manda-me a mensagem abaixo, de CURITIBA:
Caríssimo e dileto paladino Cel. VENTURA, regozijo-me com o êxito da solenidade advento do 81° da gloriosa REVOLUÇÃO de 32, fruto de seu operoso labor à frente da ENTIDADE que tem mantido viva a memória da única guerra que lutou pela democracia em termos de brasilidade. A presença do poeta PAULO BOMFIM foi sem duvida significativa. Aproveito o ensejo para reafirmar os argumentos expostos no requerimento que lhe enviei em 23 do andante, observando que em momentos incisivos é preciso, em meu modesto entender, haver prevalência do bom senso norteado por espírito altruísta, em função da causa que nos irmana. Com apreço, Mariano.
O SÃO PAULO venceu o ATLÉTICO SOROCABA por 2 a 1, no MORUMBI, em uma tarde de redenção para PAULO HENRIQUE GANSO e MARCELO CAÑETE. Reserva na goleada do meio da semana sobre o BOLÍVAR, pela PRÉ-LIBERTADORES, GANSO aproveitou sua escalação no PAULISTÃO para mostrar serviço. Após ele abrir caminho para a vitória, CAÑETE fez o segundo na etapa final. Foram os primeiros gols de ambos pelo SÃO PAULO. Para muitos torcedores da PONTE PRETA, 2013 já pode acabar. Em pleno BRINCO DE OURO DA PRINCESA, a MACACA atropelou o GUARANI por 2 a 1, com direito a golaço do peruano CACHITO RAMIREZ, estreante nesta tarde. O GUARANI até começou melhor, mas foi a PONTE PRETA que abriu o placar. Aos 28, WELLINGTON BRUNO cruzou para WILLIAM fazer, de cabeça, 1 a 0. O BUGRE chegou ao empate aos 42. OZIEL cruzou e SILOÉ não dominou. Mas FUMAGALLI pegou a sobra e bateu forte, de primeira, para empatar o jogo. No segundo tempo, o jogo esteve equilibrado até os 22. Foi nesse minuto que CACHITO RAMIREZ cobrou falta alta e com curva para enganar o goleiro ÉMERSON: 2 a 1. Três minutos depois, BRUNO SILVA recebeu na entrada da área e bateu forte para fazer o terceiro. Em LINS, o LINENSE recebeu o ITUANO e, com o empate sem gols, atingiu cinco pontos. Em ITÁPOLIS, o OESTE empatou com o SÃO CAETANO por 1 a 1.

A tenista número 1 do mundo, VICTORIA AZARENKA, nasceu na BIELO-RÚSSIA, mas parece ter feito da AUSTRÁLIA sua segunda casa. Hoje, derrotou a chinesa NA LI por 2 sets a faturou o bicampeonato do ABERTO DA AUSTRÁLIA, o primeiro GRAND SLAM do ano. De quebra, além de se manter no topo do ranking mundial – ela cairia para segundo lugar caso perdesse – embolsou a bolada de R$5,26 milhões em premiações. NA LI torceu o tornozelo esquerdo em duas ocasiões ao longo da partida, sendo que a última entorse fez com que caísse e batesse violentamente a cabeça no chão. Após ser atendida, a número 6 do mundo se manteve em quadra até o fim, mas acabou superada pela líder do ranking.       

Cinco pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente com um veículo na BR-116, a RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT, em SÃO LOURENÇO DA SERRA, ontem à noite. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o motorista perdeu o controle do veículo e o carro capotou. O acidente ocorreu no km 307 da via, no sentido SÃO PAULO. Depois do capotamento, o veículo caiu num barranco.

Moradores de GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO, realizaram manifestação nesta manhã contra o aumento do IPTU na cidade. A concentração foi em frente ao BOSQUE MAIA, de onde saíram em passeata até a sede da prefeitura. Ontem, cerca de 300 pessoas já tinham participado de protesto semelhante contra o IPTU de GUARULHOS, em frente ao FÁCIL BOM CLIMA, e ao lado da prefeitura municipal. 

Em uma ação ousada, assaltantes de banco explodiram na madrugada caixas eletrônicos de duas agências bancárias em BOA ESPERANÇA DO SUL, cidade paulista da região de ARARAQUARA, localizada a 300 km da capital; houve tiroteio e os bandidos conseguiram escapar com o dinheiro levado dos caixas. ´Nenhum suspeito foi preso. A quantia roubada não foi informada. Ninguém se feriu durante a troca de tiros. Como as agências estão localizadas bem perto de uma base da PM, os policiais ouviram as explosões e seguiram até o BRADESCO, onde foram recebidos com tiros. Disparos chegaram a atingir a lateral do carro de policia. Os criminosos conseguiram escapar da agência em um CHEVROLET ASTRA. Pelo menos um outro veículo foi usado na fuga.

A jovem PRISCILA FERNANDES CHAVES DA SILVA, de 26 anos, foi morta ontem de madrugada em tentativa de assalto no bairro JARDIM PEDRO JOSÉ NUNES, na zona leste da capital. Segundo a policia, com base no depoimento de testemunhas, PRISCILA estacionava o carro da família na garagem quando um grupo de bandidos anunciou o assalto, atirou e fugiu. Ferida, a mulher morreu no hospital.

Sem entidades tradicionais na organização, como CUT, MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES e ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONGs, a etapa brasileira do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, que teve início hoje em PORTO ALEGRE, ameaça ser  a mais esvaziada dos 12 anos de evento, desde que o encontro das esquerdas, criado para ser um contraponto ao FÓRUM DE DAVOS, na SUÍÇA, começou a ser realizado, em 2001. Os organizadores estimam um público de 40 mil pessoas nas oficinas e debates, que se estendem até quinta-feira, dia 31 de janeiro.

Os governos do BRASIL e do CHILE assinaram hoje um acordo para que os brasileiros possam usar as instalações da base chilena na ANTÁRTIDA, enquanto o governo brasileiro reconstrói a base destruída por um incêndio em fevereiro do ano passado.

Apesar de não aparecer em público desde 11 de dezembro, o presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, está em seu “melhor momento” desde que passou por uma cirurgia para tratar de um câncer em CUBA há 45 anos anos, disse hoje o vice-presidente NICOLÁS MADURO.
2 014    :      DOMINGO
Num domingo de alta temperatura, em minha biblioteca, com muito trabalho, copio os nomes dos 220 alunos oficiais que estão no 1º CFO e ficarão na APMBB durante três anos. Serão declarados ASPIRANTES A OFICIAL em dezembro de 2016. Também atualizo toda a matéria atrasada por causa dos eventos dos dias 24 de 25 de janeiro. Nosso companheiro ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES, mais uma vez, imortaliza os acontecimentos na Academia de Polícia Militar do Barro Branco e na OAB-SP através das fotografias que tirou e que foram copiadas por mim nesta data. Recebo vários e-mails, mas me chama a atenção o do JOSÉ D´AMICO.
Ainda com relação a mensagens encaminhadas ontem, o JOSÉ D´AMICO MANDA essas palavras que nos animam a continuar lutando pelo IDEAL que abraçamos:´
Queridíssimo coronel Ventura,
Como diria um primo meu, a vida, apesar das agruras que comporta, nos proporciona momentos mágicos e o senhor sobejamente os vivenciou nos dias 24/25 de janeiro na Academia do Barro Branco, na Faculdade Damásio e, por último, na OAB-SP.
São emoções que se transformam em tesouro inestimável que dinheiro algum pode comprar e posso sentir que , nesses momentos, seus  gloriosos 77 anos se transmudam em 27!
Muito obrigado pelo convite para o IHGSP e espero abraçá-lo lá, se Deus o permitir !
Saudações espirituais,
                            3e2inho

Para o alto e avante. A frase do Super-Homem parece ser o lema do SÃO PAULO de MURICY RAMALHO. Com dois gols de ANTÔNIO CARLOS em jogadas aéreas, o TRICOLOR derrotou o OESTE por 2 a 1, nesta tarde, no MORUMBI.
Mais do que simplesmente, o título, o PALMEIRAS quer o Campeonato Paulista para recuperar sua autoestima. Deixar no passado as piadinhas e rebaixamentos e voltar a ser temido pelos rivais. Ainda é cedo para essa missão como cumprida, mas é impossível não comemorar os primeiros passos do time nessa temporada. Depois de bater LINENSE e COMERCIAL, o VERDÃO, com VALDÍVIA em campo pela primeira vez em 2014, voltou ao interior e atropelou o ATLÉTICO SOROCABA por 4 a 1.
O COMERCIAL surpreendeu, acabou com a invencibilidade do BRAGANTINO e ajudou o PALMEIRAS a assumir a liderança isolada do Grupo D. Fora de casa, a equipe de RIBEIRÃO PRETO ganhou do time de BRAGANÇA PAULISTA, que tinha 100% de aproveitamento, por 3 a 1.
Quem também surpreendeu fora de casa foi o MOGI MIRIM. A equipe do craque RIVALDO não tomou conhecimento da torcida do LINENSE e venceu o adversário por 2 a 1.
O SANTOS não consegue se encontrar neste início de temporada. O futebol competitivo pelo qual a torcida tanto espera, com boas jogadas e desempenho envolvente, ainda está longe. Porém, há um jogador com muita estrela no elenco: CÍCERO. Mesmo com uma atuação abaixo de sua média, lê brilhou nos acréscimos e deu a vitória para o PEIXE – 1 a 0 – sobre o ITUANO, em ITU.     

Depois de 12 jogos sem vencer nenhum set sobre o espanhol RAFAEL NADAL, STANISLAS WAWRINKA quebrou o tabu em grande estilo. Hoje, o suíço venceu o número 1 do mundo por 3 sets a 1 e faturou seu primeiro título do ABERTO DA AUSTRÁLIA. “As chances de acabar a noite bêbado são grandes. Não sei se vou continuar vivo”, brincou o campeão, após a conquista. Para chegar ao título, o suíço precisou dominar os nervos. Controlando o jogo com saques potentes e depois de abrir 2 sets a 0 sem muitos sobressaltos, WAWRINKA viu NADAL quase abandonar o duelo por causa de dores nas costas. Com a limitação física, o espanhol mudou de tática e surpreendeu, vencendo a terceira parcial. O susto fez o suíço reagir para chegar ao primeiro título do GRAND SLAM da carreira.

Um carro caiu numa ribanceira na Rodovia GERALDO PEREIRA DE BARROS, em BOTUCATU, interior de SÃO PAULO, quando a motorista atingiu outro veículo na tentativa de fazer uma ultrapassagem. O acidente aconteceu nesta madrugada e deixou um saldo de quatro pessoas mortas e quatro feridas. Três mulheres e um homem, passageiros do veículo, morreram no local. A motorista foi hospitalizada e está internada em estado grave. Todas as vítimas eram da cidade de SÃO MANUEL. As três pessoas do outro veículo envolvido são de PIRACICABA e todas tiveram apenas ferimentos leves e já receberam alta.

Um incêndio destruiu o centro de distribuição da cervejaria SCHINCARIOL hoje à tarde. O fogo, que atingiu o galpão industrial na Avenida JORNALISTA PAULO ZINGG, no PARQUE SÃO DOMINGOS, na zona oeste da capital, começou por volta das 17 horas. Pelo menos 20 equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local na tentativa de conter as chamas. Não houve vítimas.

Um jovem identificado como FABRÍCIO PROTEUS NUNES FONSECA MENDONÇA CHAVES, de 22 anos, levou dois tiros de policiais militares durante uma abordagem policial ocorrida ontem, sábado, nos arredores da Rua da CONSOLAÇÃO, em HIGIENÓPOLIS. Segundo a polícia, ele participou do violento ato conta a COPA DO MUNDO e seria integrante do Grupo BLACK BLOCKS. A Corregedoria da PM vai investigar a ação policial. O caso aconteceu por volta das 22 horas, durante tumulto entre polícia e manifestantes. CHAVES e um amigo não identificado, que teria 25 anos, foram abordados pela PM na RUA DA CONSOLAÇÃO por suspeita de participação em atos de vandalismo. Durante a abordagem, o jovem largou a mochila e fugiu em direção a um posto de gasolina próximo. Na bolsa, foi achada uma bomba caseira, diz a PM. Os PMs alcançaram CHAVES no posto. Ele ainda correu em direção à RUA SABARÁ, onde foi alcançado. Reagiu e tentou acertar um dos policiais com um estilete. Nesse momento, os PMs acertaram dois tiros no jovem: um no peito e outro no pênis. Mesmo baleado, CHAVES ainda tentou escapar, mas foi contido pelos agentes de segurança. Os próprios PMs levaram o jovem para a SANTA CASA, na SANTA CECÍLIA, região central, contrariando orientação do governo, que determina que vítimas de agressões e crimes sejam socorridas por pessoal especializado, a fim de preservar o local para perícia. CHAVES passou por cirurgia e foi preciso remover um dos testículos. Ele continua internado. No dia seguinte ao ato que reuniu mais de 2,5 mil pessoas contra a COPA na cidade, o prejuízo foi grande para bancos. Na PRAÇA ROOSEVELT, uma agência do ITAÚ foi depredada e um carro da Guarda Civil Metropolitana foi parcialmente destruído. Nas Ruas AUGUSTA e SETE DE ABRIL, agências bancárias tiveram as vidraças quebradas.

Um rapaz de 18 anos, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi espancado e morto por volta das 6 horas de hoje durante um assalto na Rua HERCULANO DE FREITAS, em CERQUEIRA CÉSAR, na região central de SÃO PAULO. Acompanhado de dois amigos, ele foi abordado por criminosos enquanto urinava em uma árvore. A vítima reagiu e foi agredida pelos assaltantes. Do jovem foram levados um celular, um cartão do BILHETE ÚNICO e um par de tênis. Uma equipe de socorro foi acionada, mas o jovem não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo no local.

O montador GILVAN FERREIRA PEREIRA, de 25 anos, foi preso na madrugada acusado de tentativa de estupro contra a própria irmã, de 6 anos, no bairro SÃO RAFAEL, em GUARULHOS. De acordo com a polícia, PEREIRA e a vítima dormiam no mesmo quarto. Ao tentar se aproximar da irmã, ela gritou por socorro. A polícia foi acionada e o prendeu.

Numa cena que remonta a um filme de terror, uma pomba da paz solta hoje pelo PAPA FRANCISCO, durante missa na PRAÇA SÃO PEDRO, no VATICANO, foi atacada por uma gaivota e um corvo em pleno voo. A ave simbolizava um pedido de paz na UCRÂNIA feito pelo pontífice. Duas crianças ajudaram o líder da Igreja Católica Romana a lançar o pássaro. A perseguição à pomba foi flagrada por fotógrafos de agências internacionais. A UCRÂNIA passa por um momento de instabilidade política. Grupos de oposição ao governo não querem que o país receba ajuda financeira da RÚSSIA, que dominou a nação enquanto ela integrava a extinta UNIÃO SOVIÉTICA. Os contrários à aproximação temem que a soberania ucraniana fique ameaçada.

Ao menos 49 pessoas morreram no fim de semana em confrontos no EGITO entre a polícia, opositores e adeptos do presidente MOHAMED MORSI, deposto em um golpe militar em julho do ano passado. Cerca de 250 pessoas ficaram feridas e mil foram detidas. As batalhas foram nas imediações da PRAÇA TAHRIR no dia do aniversário de três anos da revolução egípcia.   

2 015    :     -    SEGUNDA-FEIRA
Às segundas-feiras não trabalhamos no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. É dia dedicado à manutenção. Logo cedo telefona o WILLIAM MASCARENHAS. Ele conversou com o CALIJURI, do 8º DISTRITO NAVAL, a respeito do filho da CÉLIA MARCONDES, que se inscreveu para servir a Marinha, mas não pode fazer isso porque está estudando no MACKENZIE. Sua mãe pediu para intervir nesse sentido. Já passara um e-mail para o 8º DN e, agora, o WILLIAM foi pessoalmente cuidar do caso.
Vou para São Paulo. Marcara o horário das 14:30 horas com o MAJOR PM LIMA, do CCB, para assinar os Ofícios de Outorga dos diplomas das Medalhas do Núcleo MMDC IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32". Antes, almoço na AOMESP com vários amigos: RAFAEL, MAURÍCIO, DANILO, FERREIRA e    
No horário combinado, estou no 6º andar dos bombeiros com o MAJOR PM LIMA, que pertence ao Núcleo MMDC IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32". Entre os Ofícios de Outorga estão o de LU ALCKMIN, Presidente do Fundo de Solidariedade do Estado de SP; MARCELO GARELLA, empresário; ORLANDO G. SANTOS, Diretor do 11º Cartório de Notas; RODRIGO TUCCI TERÊNCIO e MARCO ANTONIO TERÊNCIO, empresários; do CAPITÃO PM IGOR SERGEI KLEIN, do CAPITÃO PM FABRÍCIO GARCIA LUIZ DE ALMEIDA; da 2ª SARGENTO JULIANA DE CÁSSIA ANTUNES; do CABO PM PATRICK LUÍS DO PRADO; dos SOLDADOS ROBERTO RODRIGUES LEITE NETO, LEANDRO AUGUSTO GARCIA, ETIENE BARBOSA DE LIMA CARVALHO; do delegado do 8º DP BENEDITO ANSELMO DA SILVA NETO e do BRUNO APOLÔNIO, do Núcleo MMDC IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32".
Passo pela antiga sede da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Estão colocando, finalmente, as calhas externas, algo que precisaria ter sido feito há muitos anos antes. Retorno a GUARULHOS por volta das 15 horas.

Alguma coisa acontece no cruzamento mais famoso de SÃO PAULO, a partir de hoje. A esquina das Avenidas IPIRANGA e SÃO JOÃO tem uma travessia em X para pedestres. A novidade deixa a população confusa no primeiro dia de uso prático. Segundo a CET, o tempo dos semáforos passaram de cinco segundos em verde para dez segundos. O farol ainda permanece 32 segundos piscando. O movimento no cruzamento é grande. A CET informou que cerca de dez mil pessoas passam por dia pelo local. Enquanto a faixa em X não agrada a todos, a novidade chama a atenção de quem passa pelo cruzamento eternizado na música de CAETANO VELOSO. Este é o segundo cruzamento da capital no qual a travessia em X foi implantado. Em dezembro, o cruzamento das ruas RIACHUELO e CRISTÓVÃO COLOMBO ganharam a sinalização, inspirada no modelo de TÓQUIO, no JAPÃO. (dados tirados da reportagem de LARISSA QUINTINO, para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

O motorista do carro de luxo que pegou fogo nesta madrugada em PINHEIROS, na zona oeste da capital, estava bêbado, fugiu da área, voltou ao local do acidente e fingiu que não era o dono do carro. As informações foram relatadas por testemunhas que prestaram depoimento na delegacia.
De acordo com o motorista REINALDO VIEIRA PINTO, 48 anos, que dirigia na mesma via onde ocorreu o acidente, o comerciante MAURÍCIO FITTIPALDI MORADE, de 38 anos, saiu do local do acidente e voltou cerca de 15 minutos depois, quando o Corpo de Bombeiros estava no local para apagar as chamas. Segundo o vigia que estava na rua e que também reconheceu MORADE ele dirigia em alta velocidade quando se chocou com o poste na altura do número 2.274 da Avenida PEDROSO DE MORAIS. O passageiro que estava no banco do carona foi encontrado morto e carbonizado. O carro VOLVO S60, que ficou destruído pelas chamas, está avaliado em 150 mil reais. MORADE estava atordoado e visivelmente embriagado. Ele teria saído do veículo e tentado resgatar o passageiro. O veículo pegou fogo porque o transformador do poste caiu no carro e provocou uma explosão.

A Polícia Militar apreendeu, nesta manhã, quatro adolescentes - um de 16 anos e três de 17 anos - suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubo de carros e residências. Além deles, um jovem de 18 anos também foi preso em CIDADE TIRADENTES, na zona leste da capital. As detenções foram feitas às 7:30 horas na Rua CACHOEIRA DO CAMPO GRANDE, na altura do número 500. Quatro carros, que eram fruto de roubo, também foram apreendidos.
De acordo com o SOLDADO LUÍS DANIOTI, da 3ª Companhia do 28º Batalhão Metropolitano da PM, o bando fez um arrastão, entre 4 e 6 horas nos bairros de ITAQUERA e GUAIANASES.

A Promotoria de GROSSETO, na ITÁLIA, pediu hoje uma pena de 26 anos e três meses de prisão para FRANCESCO SCHETTINO, capitão do cruzeiro COSTA CONCÓRDIA. A embarcação naufragou há três anos próximo à ILHA DE GIGLIO deixando 33 mortos e 64 feridos, além de um prejuízo estimado em 1,2 bilhão de euros apenas com resgate. SCHETTINO foi acusado de homicídio culposo, naufrágio, abandono de embarcação, lesões e omissão. A promotoria pede também a exclusão permanente dele para funções públicas.

LIBBY LANE foi consagrada hoje como primeira bispa da Igreja Anglicana inglesa, na Catedral de YORK. Sacerdote desde 1994, LIBBY exercerá seu novo cargo na Diocese de CHESTER, onde já trabalhava. "È algo muito significativo isso que está acontecendo comigo, e as pessoas me apoiaram muito em nível pessoal, mas na verdade se trata de um momento para a história da Igreja". GALES, ESTADOS UNIDOS, AUSTRÁLIA, CANADÁ e SUAZILÂNDIA ordenaram mulheres como bispas antes da INGLATERRA.

Os estados no nordeste dos ESTADOS UNIDOS preparam=se para o que os meteorologistas anunciam como uma "tempestade histórica" de neve e frio. Foram emitidos alertas na cidade de FILADÉLFIA (PENSILVÂNIA), por toda a costa leste do país até o norte, incluíndo NOVA YORK, NOVA JERSEY e NOVA INGLATERRA, até o vizinho CANADÁ. Companhias aéreas cancelaram cerca de 1.800 voos hoje. O prefeito de NOVA YORK, BILL DE BLÁSIO, disse que a quantidade de queda de neve na cidade pode chegar a 90 centímetros.

O líder do partido de esquerda SYRIZA, ALEXIS TSIPRAS, tomou posse hoje como primeiro-ministro da GRÉCIA, um dia após conquistar uma vitória por ampla margem nas eleições. Com 40 anos de idade, ele se torna o mais jovem chefe de governo do país em 150 anos.
Ao fazer o juramento sem as tradicionais bênçãos religiosas que acompanham a cerimônia e sem gravata, TSIPRAS prometeu cumprir a Constituição após ter garantido ao presidente grego, KAROLOS PAPOULIAS, que tem apoio suficiente para forma um novo governo.
"O sol voltou a brilhar para a GRÉCIA. Fizemos história e deixamos para trás a austeridade depois de cinco anos de humilhação. Temos uma grande oportunidade para um novo início numa nova EUROPA", disse TSIPRAS, logo após as eleições, prometendo uma "nova solução viável à austeridade desastrosa".
O novo premiê deve anunciar seu ministério amanhã, após ter fechado um acordo com o partido GREGOS INDEPENDENTES, uma pequena legenda de direita que, como o SYRIZA, se opõe às medidas de austeridade imposta pela UNIÃO EUROPÉIA e pelo FMI em troca de um resgate de 240 bilhões de euros. A vitória do SYRIZA é um marco da rejeição ao modelo adotado para as economias em crise da zona do euro defendido pela chanceler alemã, ÂNGELA MERKEL. O resultado da eleição na GRÉCIA também deve fortalecer os pedidos por uma mudança na região para políticas que promovam o crescimento econômico, em vez de cortes orçamentários.
O slogan de campanha do SYRIZA, "A ESPERANÇA ESTÁ CHEGANDO!" ressoou entre os eleitores, cansados dos cortes de gastos e aumentos de impostos ocorridos durante os anos de crise, período em que o desemprego subiu para mais de 25% e milhões de pessoas foram lançadas à pobreza.
MERKEL afirmou, por meio de seu porta-voz, que "espera que a GRÉCIA honre seus compromissos" para com o bloco. O presidente do EUROGRUPO, o holandês JEROEN DIJSSELBLOEM, afirmou que "pertencer à zona do euro significa que é preciso respeitar o conjunto dos acordos".

2 016      :   -       TERÇA-FEIRA
Uma manhã difícil de passar. Não estou bem de saúde. O calor deixa-me atordoado e não consigo produzir muita coisa no computador. Mesmo assim, com sérias dificuldades, vou para o Obelisco do IBIRAPUERA no período da tarde. No ano passado, em documento encaminhado ao CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, fiz ver ao administrador do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 que é impossível desempenhar qualquer serviço nesse lugar. As interrupções são muitas e nada de planejamento pode ser feito. Até agora não tenho uma resposta concreta sobre a mudança do local da sede da Sociedade. Minhas condições físicas estão colaborando muito para que as condições de locomoção fiquem cada vez mais problemáticas.
Encontro MARINEI CHALUB às voltas com as contas. Dezenas de associados se "esqueceram" de pagar os boletos e estamos trabalhando no vermelho. Ela irá elaborar novos boletos a fim de zerar o negativo. A tarde de 36 graus é terrível de se passar.
Recebo um telefonema do IV COMAR convidando-me para um evento amanhã à tarde. Como esse convite vem diretamente do Comandante, MAJOR-BRIGADEIRO MARCELO KANITZ DAMASCENO, deverei comparecer às 15:30 horas de 27 de janeiro à Aeronáutica.
Às 16 horas, MARINEI deixa o Obelisco. Conduz-me até em casa numa das piores tardes que já passei.          

O estudante ALLAN VASILESKI, de 17 anos, morreu em FERRAZ DE VASCONCELOS, na região metropolitana, após ser atingido por um tiro disparado por um policial militar. O caso ocorreu na última sexta-feira, dia 22, mas as imagens de uma câmera foram divulgadas hoje, pelo portal R7. Nas cenas, o jovem aparece correndo com um amigo. Ele para em frente a um carro, tenta dizer algo para um homem que carrega uma criança e cai, batendo a cabeça no chão. Na sequência, surge o soldado MELQUÍADES NASCIMENTO DIAS, 37, com a arma em punho. O PM está preso disciplinarmente e tanto a Corregedoria da corporação quanto a Polícia Civil investigam o caso.

A perseguição policial na Avenida WASHINGTON LUIZ, no CAMPO BELO, acabou hoje, por volta da 1 hora, com três suspeitos, menores de idade, gravemente feridos. A história começou domingo, quando o carro usado pelo trio foi roubado. Segundo a polícia, o veículo foi visto por PMs na AVENIDA CUPECÊ, em CIDADE ADEMAR, na mesma região, saindo de um ponto de tráfico, e a perseguição começou.
Enquanto isso, policiais fizeram cerco na WASHINGTON LUIZ, na altura da Praça COMANDANTE LINEU GOMES, perto do aeroporto, e ordenou que os carros que passavam ali encostassem na lateral. Os assaltantes só pararam quando atingiram cinco veículos. A troca de tiros teve início e os adolescentes, dois de 17 anos e um de 16, foram baleados, um deles na cabeça. Dois revólveres acabaram apreendidos com os suspeitos. Vítimas reclamaram da demora na perícia, que levou cerca de cinco horas.

Após serem acusados de jogar uma garrafa de água no prefeito FERNANDO HADDAD e hostilizar o governador GERALDO ALCKMIN, no aniversário da cidade, segunda-feira, o Movimento Passe Livre agora quer dialogar com os políticos.
Hoje, integrantes do grupo, que está à frente das manifestações contra o reajuste na tarifa de ônibus, trem e Metrô de R$3,50 para R$3,80 e dá guarida para os black blocs, que pregam a destruição do patrimônio público e privada, disseram ter protocolado um pedido de reunião com HADDAD e ALCKMIN. A data proposta é 28 de janeiro, às 19 horas, em frente à Prefeitura. O encontro seria ao ar livre. Nenhum dos dois políticos confirmou presença.
A intenção, segundo o MPL, é fazer com que estado e município revoguem o aumento. "A gente fez ontem (segunda-feira) um ato para lembrar ao ALCKMIN e ao HADDAD que não tem aniversário de SÃO PAULO. Tem uma tarifa de R$3,80. Mas em nenhum momento os membros do PASSE LIVRE tentaram agredir o prefeito", disse RAFAEL SIQUEIRA, do MPL.
Hoje ocorreu o sexto protesto contra o aumento da tarifa. Mais uma vez, a liderança do MPL se recusou a avisar com antecedência o trajeto da passeata, o que forçou a Secretaria de Segurança Pública do Estado a impor o percurso.
Os manifestantes iniciaram o trajeto na Estação da LUZ, na região central, e seguiriam com destino à PRAÇA DA SÉ, com parada na Câmara. Não houve registro de confrontos.

O sérvio NOVAK DJOKOVIC e o suíço ROGER FEDERER, dois dos melhores tenistas da história, farão uma das semifinais do ABERTO DA AUSTRÁLIA. Hoje, DJOKO, número 1 do mundo, derrotou, sem nenhuma dificuldade, o japonês KEI NISHIKORI (7º), por 3 sets a 0. Já FEDERER, terceiro da lista da ATP, teve um pouco mais de trabalho para despachar o tcheco TOMAS BERDYCH (6º). Apesar disso, também anotou 3 a 0. O confronto que valerá a vaga para a final será amanhã, às 22 horas (horário de BRASÍLIA).    

2 017     :    -      QUINTA-FEIRA
Manhã de reflexão. Estamos voltando às atividades na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Vejo as dezenas de imagens que estão nas redes sociais acerca da solenidade de abertura dos 85 anos da Revolução Constitucionalista. São fotos incentivadoras de um ano de grandes realizações para o MMDC, principalmente com o novo foco voltado para os descendentes dos HERÓIS DE 32. O evento do dia 24, quando entregamos a Medalha MMDC por ocasião do 38º BPMM também deve ser lembrado. Esses dois acontecimentos em 2017 dão a dimensão dos muitos eventos que irão surgir no decorrer do ano. Já temos a notícia da entrega do GRÃO-COLAR “´HERÓIS DE 32” ao Presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO no próximo dia 31 e, no dia 1º de fevereiro o lançamento da ORDEM CAETANO DE CAMPOS. Logo também cuidaremos do “DIA DO CAPITÃO GINO STRUFFALDI – 15 DE MARÇO”. 
O CORONEL PM SEBASTIÃO CORRÊA DE CARVALHO colocou no FACEBOOK um artigo do GENERAL TORRES DE MELO que merece ser lido e repassado. É o que eu faço.
QUANDO SE DUVIDA DA JUSTIÇA É O CAOS
Pelo Gen Francisco Batista Torres de Melo
Ex-Cmt Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Vou começar este artigo por um dos mais célebres pensamentos de Aristóteles: “A base da sociedade é a justiça; o julgamento constitui a ordem da sociedade: ora o julgamento é a aplicação da justiça”.
Faleceu sua Excelência o Ministro TEORI-ZAVASCKI. Criou-se o caos e medo na sociedade brasileira.
Há um temor generalizado quanto ao destino da LAVA JATO. Qual o ministro que passará a ser relator? Sente-se que há um grande grupo de brasileiros temerosos com o possível escolhido.
Quando não se confia em todos os Ministros do STF a sociedade treme, pois sua base não merece confiança.
Platão, (348 aC) já afirmava: “O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis.” Há grande desconfiança da existência de Ministros do STF que fazem favores e se é verdade qualquer julgamento corre perigo de fazer uma injustiça, pois é a negação da JUSTIÇA.
O BRASIL ESTÁ NAS MÃOS DA GRANDE MINISTRA CARMEM LUCIA. QUANTA PRESSÃO ELA RECEBE PARA NOMEAR UM MINISTRO QUE FAZ FAVOR?
TODOS ESTÃO CERTOS DE QUE SEREMOS SALVOS.
Prezada Ministra CARMEM LÚCIA. A senhora tem o malhete da JUSTIÇA NA MÃO. BATA COM FORÇA E SEJA AQUELA MULHER QUE SEGUE Charles Chaplin:
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante.”
“A SENHORA E A NOSSA BELA ESPERANÇA!
GRUPO GUARARAPES
GENERAL DE DIVISÃO REFORMADO E
COORDENADOR TORRES DE MELO
PODERIA REPASSAR, AMIGO?

Vamos ler no jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO:
PREFEITURA REGISTRA 5 ACIDENTES NO PRIMEIRO DIA DE NOVOS LIMITES.
Uma hora e meia após velocidades terem sido elevadas nas marginais, condutor de CORSA perdeu o controle na pista expressa da PINHEIROS e bateu forte em mureta (FILIPE SANSONE).
Uma hora e meia após entrarem em vigor as novas velocidades nas marginais, um carro que trafegava pela pista expressa da PINHEIROS bateu em alta velocidade em uma mureta. O local estava sinalizado pela CET com os novos limites permitidos pela gestão JOÃO DORIA.
Segundo a Polícia Militar, o condutor aparentava estar embriagado e fugiu do local a pé. A CET informou que a velocidade média do veículo registrada por radares era de 76,6 km, abaixo da regulamentada. O carro foi removido para uma baia para liberar o trânsito. Não houve feridos.
Ainda conforme a companhia, da meia-noite às 19 horas, foram registrados cinco acidentes nas marginais:o da madrugada, outro com duas motos e duas pessoas feridas na PINHEIROS, um capotamento e duas colisões de carros na TIETÊ. Só na batida entre as duas motos houve machucados.

26 DE JANEIRO é uma data em que acontecem temporais em SÃO PAULO. Foi assim em 1987, há trinta anos atrás, quando quase perdi o exame de CONHECIMENTOS PROFISSINAIS, Vestibular para o CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA naquele ano. Dez anos depois, em 1997, a história iria se repetir. Era um domingo e sofri numa viagem até POÁ. Agora, em 2017, quando pretendia ir até o MUSEU MILITAR, onde a MARINEI já está trabalhando, recebo um recado pelo celular, da minha secretária, dizendo que está caindo uma tempestade em SÃO PAULO e o MUSEU MILITAR está sem energia. Chove forte também em GUARULHOS. Esse clima negativo impede que eu vá para a cidade de SÃO PAULO neste 26 de janeiro repetindo-se o mau tempo de outras datas passadas.

Um carro com mais de 5 milhões de reais em dívidas foi apreendido pelo DETRAN-SP na última quarta-feira, durante uma operação de busca e apreensão realizada na Rua MARIA FIGUEIREDO, região central da capital. O veículo, um HONDA FIT do ano 2005 e modelo 2006, registrado na cidade, já foi autuado 1.379 vezes, segundo o departamento. Na maioria dos casos, as multas foram por excesso de velocidade e descumprimento do rodízio.
Por pertencer a uma empresa, a qual não identificou o condutor que cometeu as infrações, foi aplicada uma lei federal. A norma prevê que o valor da multa seja multiplicada pelo número de vezes que aquela mesma infração se repetiu nos últimos doze meses.
Entre novembro e dezembro do ano passado, o DETRAN-SP afirmou ter apreendido cinco veículos com pendências milionárias juntos, eles totalizam 38,6 milhões de reais em multas, taxas e impostos e mais de 7,3 mil infrações registradas.

O juiz MARCELO BRETAS, da 7ª Vara Federal do RIO, determinou a inclusão do nome do empresário EIKE BATISTA na lista “difusão vermelha” na INTERPOL, que reúne pessoas foragidas da Justiça. EIKE teve a prisão decretada, mas não foi encontrado hoje por estar em viagem internacional. O empresário, um dos principais alvos da OPERAÇÃO EFICIÊNCIA, realizada hoje – sobre esquema de desvio e lavagem de dinheiro de contratos do governo do Estado do RIO na gestão do ex-governador do RIO SÉRGIO CABRAL – viajou para NOVA YORK. De acordo com a PF, ele teria saído do país com um passaporte alemão na terça-feira. O advogado de EIKE, FERNANDO MARTINS, disse ao site G1 que está negociando a volta dele ao BRASIL.

Um homem não identificado até esta noite, foi morto em troca de tiros com a Polícia Militar na região de SAPOPEMBA, zona leste, na quarta-feira. Segundo a PM, ele conduzia uma moto roubada no momento da abordagem.

Um grupo de cinco pessoas foi preso nesta madrugada ao tentar roubar um caixa eletrônico na região do CAPÃO REDONDO, zona sul. Entre os ladrões estava o dono da padaria onde o caixa 24 HORAS estava instalado. A quadrilha foi flagrada pela câmera de monitoramento da própria máquina e a PM foi acionada. Do lado de fora, uma mulher seria responsável por alertar o grupo caso a polícia aparecesse, mas falhou. Todos os presos, com exceção da mulher, possuem antecedentes criminais.

Um homem de 23 anos foi preso ontem após ter confessado o assassinato do próprio primo, de 6 anos, com um soco no rosto. O crime ocorreu no dia 19, na PRAIA DE JUQUEHY, em SÃO SEBASTIÃO, do litoral norte de SÃO PAULO.
O acusado DURVALINO GONÇALVES DE SOUZA participou hoje da reconstituição do crime, narrando em detalhes à polícia como assassinou LEONARDO DE JESUS SANTOS.
Conforme a investigação, DURVALINO estava usando drogas em um terreno baldio quando o menino surgiu de bicicleta e começou a importuná-lo, puxando sua bermuda. Irritado, ele aplicou o golpe em LEONARDO, que caiu desmaiado.
Ainda segundo o suspeito, ele tentou reanimá-lo fazendo massagem cardíaca e respiração boca a boca. Quando viu que não teria sucesso, jogou o primo numa mata a dez metros do local onde deu o soco.
LEONARDO chegou a ser considerado desaparecido. Seu corpo foi encontrado no sábado, dois dias após o sumiço com um corte profundo no rosto, da boca até a bochecha.
Em um vídeo que circula na internet, o pai da vítima, JOSÉ ANTÔNIO MACHADO, 33, disse que o assassino confesso de seu filho chegou a simular ajudá-lo nas buscas pelo menino. “Eu acolhi ele (DURVALINO) dentro da minha casa. E ele faz isso com meu filho, o único que eu tinha”, disse.   

O tenista suíço ROGER FEDERER está na final do ABERTO DA AUSTRÁLIA, após vencer o compatriota STAN WAWRINKA. Agora espera pela semifinal entre o espanhol RAFAEL NADAL e o búlgaro GRIGOR DIMITROV para saber com quem decidirá a taça, domingo. No feminino, o duelo será em família. A americana SERENA WILLIAMS bateu a croata MIRJANA KUCIC-BARONI e enfrentará a irmã VENUS.


Nenhum comentário: