segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

16 DE FEVEREIRO DE 2017 - QUINTA-FEIRA

16 DE FEVEREIRO DE 2017 - 80º ANIVERSÁRIO DA DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA - ENTREGA DA MEDALHA PAUL BALAGNY.


DIA    D E Z E S S E I S  DE  F E V E R E I R O   DE   2017    –    QUINTA-FEIRA.
80 anos, 1 mês e 20 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 222º DO ANO 67º - MÊS 8º
58 anos e 255 dias na PMESP
58 anos e 6 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 21 025 DIAS – 501 524 HORAS
53 anos e 162 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 338 dias no Posto de Coronel – 347 meses e 4 dias
11 100 dias CORONEL - 25 anos e 64 dias na reserva.
5 anos e 223 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 284-665 480                        11 100-259 948                              10 826- 453 524.
DIA DE SÃO ONÉSIMO. Era escravo de FILÊMON, cristão de COLOSSOS. Tendo praticado um roubo e receando ser castigado, fugiu para ROMA, onde foi convertido por SÃO PAULO. Foi bispo de ÈFESO.
DIA DE SÃO ALBINO AMARILLA. Natural do PARAGUAI, deu testemunho de sua fé em 1981, sendo assassinado pelo Exército paraguaio por não querer denunciar seus companheiros de luta e fé.

DIA DO REPÓRTER
DATA NACIONAL DA LITUÂNIA

1417 a. acredita-se que tenha sido nesse dia, 16 de fevereiro de 600, que o PAPA GREGÓRIO I, o GRANDE, decretou que a expressão religiosamente correta a ser utilizada logo depois de uma pessoa espirrar é “DEUS TE ABENÇOE”. A atitude provavelmente teve início em resposta a uma praga que assolava os moradores de ROMA. Os espirros foram associados a sintomas iniciais do contágio da doença.
387 a. cerca de cinco anos após terem sido expulsos da BAHIA, os holandeses, com 67 navios e 7 mil homens, chegam a OLINDA, em 16 de fevereiro de 1630. As invasões foram motivadas pelas desavenças entre holandeses e espanhóis. De um lado, a HOLANDA lucrava ao refinar o açúcar do BRASIL e vendê-lo para a EUROPA. Do outro, a ESPANHA – em guerra contra os holandeses, que se declararam independentes em 1581, e com o domínio sobre PORTUGAL desde 1580 – queria acabar com o tal comércio. O alvo, PERNAMBUCO, era a maior região produtora de açúcar do mundo: possuía 130 engenhos, responsáveis pela produção de mil toneladas de açúcar por ano. A OLINDA, facilmente dominada, somou-se o RECIFE, tomado um mês depois. O domínio holandês na região só acabaria com a expulsão dos invasores em janeiro de 1654.
150 a. da inauguração da ESTAÇÃO BRAZ, em 16 de fevereiro de 1867. Pertencia à empresa SÃO PAULO RAILWAY – SPR – ou “INGLESA”, como era conhecida. A estrada de ferro da SPR foi a primeira construída em SÃO PAULO, entre os anos de 1862 e 1867. Na década de 40, foi inaugurada a ESTAÇÃO ROOSEVELT, construída pela Estrada de Ferro Central do Brasil, que era paralela à Estação BRÁS. Nos anos 1970, as duas empresas passaram a fazer parte da REDE FERROVIÁRIA FEDERAL. A alteração na grafia deu-se após a inauguração da ESTAÇÃO BRÁS (com “s”) do METRÔ, em 1978. Atualmente, pertencente à Companhia de Trens Metropolitanos – CPTM – foi totalmente restaurada. A recuperação do patrimônio, tombado pelo CONDEPHAAT, fez parte das obras do PROJETO INTEGRAÇÃO CENTRO. O restauro consumiu dez meses de trabalho ininterrupto, iniciado em 2002, em uma área de aproximadamente 1.300 metros quadrados. Na parte interna da estação, a plataforma 1 (plataforma 19, anteriormente), foi rebaixada para 1,20 m e o piso original, em cimento escovado, reconstituído. As estruturas metálicas, vindas da INGLATERRA, passaram por restauração, e as partes que faltavam foram reproduzidas em ferro fundido. Toda a estrutura foi pintada com esmalte sintético marrom, a cor original. No telhado foi feita a substituição das placas de zinco. As “campoteiras”, peças que se assemelham a vasos, localizadas nas pontas dos telhados, precisaram ser recriadas em argamassa tingida, a partir de uma única “campoteira” existente quando a restauração começou. As equipes tiveram de criar um molde em fibra de vidro e espuma de silicone para a reconstituição de todos os detalhes. Durante as obras, foram encontrados debaixo do piso da antiga plataforma dezenove tijolos originais, da época da construção da estação. As peças puderam ser utilizadas na recuperação do muro, que separa a antiga estação da rua, garantindo-lhe um alto padrão de restauração. As portas dos três acessos também foram totalmente recuperadas, sendo substituídas algumas partes pela mesma madeira, jatobá. Cada porta mede 2,90 m de altura e 2,5 m de largura, formada por quatro folhas de 200 quilos cada. Na calçada, em frente aos acessos, foram utilizadas algumas pedras originais, recuperadas durante as obras. Nos demais trechos, o calçamento foi realizado com outro tipo de pedra.
137 a. de um dos mais pavorosos incêndios de que se há memória em SÃO PAULO. Altas labaredas e nuvens de fumaça acusavam o local do sinistro, que era no edifício da Faculdade de Direito e na Capela-Mor da Igreja do Convento de SÃO FRANCISCO. Em 16 de fevereiro de 1880, data do incêndio, marca o início da necessidade de que a cidade precisava se organizar para combater incêndios de grande porte. O CORPO DE BOMBEIROS seria fundado em 10 de março de 1880.
121 a. das HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. O primeiro herói das histórias em quadrinhos surgiu das mãos do desenhista americano RICHARD FENTON OUTCAULT, em 16 de fevereiro de 1896. O personagem era um garoto de feições orientais que foi logo apelidado de YELLOW SIDE, o MENINO AMARELO. Com o tempo, outros heróis foram surgindo como, por exemplo, o POPEYE, criado pelo americano ELSIE CRISLER SEGAR, em 1929. No BRASIL, durante muito tempo, a produção de histórias em quadrinhos limitou-se à reprodução e à tradução dos originais estrangeiros. Em 1905, surgiu a primeira revista infantil chamada O TICO-TICO. Ela contava as aventuras de CHIQUINHO e seu cachorro JAGUNÇO. Entretanto, o grande passo nos quadrinhos brasileiros foi dado em 14 de março de 1934, com o lançamento do SUPLEMENTO JUVENIL, publicação idealizada por ADOLFO AIZEN, verdadeiro introdutor dos quadrinhos no País. Apesar de a produção brasileira passar por altos e baixos, é importante lembrar que foi no BRASIL, especialmente em SÃO PAULO, que aconteceu, em 1951, a PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
119 a. das seguintes publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 16 de fevereiro de 1898: foi hoje editado um edital da Intendência de Polícia e Higiene para a construção de um teatro nesta capital. O prazo estipulado é de sessenta dias. Logo na primeira cláusula diz que o edifício será construído com todas as exigências modernas, luxo, elegância, acústica e segurança, com salões apropriados para o público e todas as demais condições de higiene, ventilação, etc.
A Câmara Municipal, em sessão de hoje rejeitou a proposta conciliatória do senhor FRANCISCO JOSÉ MONTEIRO procurando obter que aquela corporação indenizasse com a quantia de oitocentos contos, os terrenos do PACAEMBU que foram vendidos e aforados, sem serem ocupados para o fim a que destinavam, como de utilidade pública.
O corpo dos bombeiros trabalhou até a meia-noite de ontem nos escombros do TEATRO SÃO JOSÉ, onde se manifestou novamente incêndio. A empresa FARIA & SAMPAIO, cuja companhia trabalhou ultimamente naquele teatro, sofreu um prejuízo de oito a dez contos.
Começou já suas experiências em SÃO CARLOS o professor SANARELLI que ali foi aplicar o seu serum nos enfermos de febre amarela.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 16 de fevereiro de 1899: um beco sem saída existente na travessa do SEMINÁRIO, apesar das repetidas reclamações da imprensa, continua aberto e a prestar-se a toda a sorte de imundície e imoralidade. Parece que por ali nunca passou um vereador ou inspetor de higiene, porque, se o houvessem feito, com certeza teriam tomado uma medida qualquer.
Ao senhor delegado de higiene da CONSOLAÇÃO, lembramos a conveniência de mandar fazer uma visita em alguns dos quintais e casas da rua ONZE DE JUNHO, pois o asseio é um mito. Há um cortiço de onde exala mau cheiro.
Ouvimos dizer que o senhor ministro plenipotenciário encarregado de negócios da ESPANHA no BRASIL pretende fazer brevemente uma excursão a esta capital e Estado. Era de estranhar que ainda não a tivesse realizado, quando há em SÃO PAULO uma colônia espanhola não só numerosa como importante pela sua situação tanto no comércio como na indústria.
A Câmara do RIO CLARO abriu concorrência pelo prazo de 30 dias, para iluminação à luz elétrica pública e particular. A iluminação pública será instalada com 60 lâmpadas, no mínimo, de luz de arco voltaico a 6 ampéres ou 1.200 velas.
Está marcada para o dia 19 do corrente, na sala da Câmara Municipal de ITAPIRA, uma reunião de todos os lavradores, sem distinção política, para a organização de um clube da lavoura.
Na terça-feira de carnaval um mascarado, no RIO DE JANEIRO, num bonde tentou beijar as senhoras que vinham para a cidade. Houve logo desordens e o máscara recebendo voz de prisão arrancou um punhal e quis ferir o seu detentor. Conduzido ao posto policial o respectivo delegado mandou lavrar o flagrante.
O Senado do URUGUAI elegeu presidente o senhor J. BATTLE ORDONÑEZ que assumiu a chefia do Estado que lhe foi transferido pelo Senhor J. LINDOLPHO CUESTAS.   
107 a. nasce o desembargador ODILON DA COSTA MANSO, ex–combatente de 32, sócio da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, em 16 de fevereiro de 1910.
107 a. nasce o ex-combatente do Movimento Constitucionalista de 1932, ANTÔNIO CARDOSO FILHO, em 16 de fevereiro de 1910. Esteve preso na ILHA GRANDE.
106 a. (LONDRES) NA Câmara dos Comuns da INGLATERRA foi apresentado em 15 de fevereiro de 1911 um projeto de lei pedindo a imediata proibição de se matarem cães para estudos de medicina. A publicação nos jornais foi feita em 16 de fevereiro daquele ano.
105 a. GARROS realizou ontem um lindo voo. Partiu do pardo da MÓOCA à 1 hora da tarde, indo aterrar no PARQUE ANTÁRTICA dez minutos depois. O arrojado aviador realizará três ascensões: sábado, domingo e segunda-feira. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 16 de fevereiro de 1912). 
  59 a. nasce o jogador de basquetebol OSCAR SCHMIDT em 16 de fevereiro de 1958.
  53 a. das anotações feitas em 16 de fevereiro de 1964 (domingo). ANO 14º - MÊS 8º DIA 222º - 5 anos e 256 dias na FORÇA PÚBLICA – 163 dias como ASPIRANTE – 150 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Sem programa formado para o domingo, vou passá-lo nos mesmos moldes de ontem. Encerro a leitura de CABALA e de “NAS HORAS DE MEDITAÇÃO”. Brinco com as crianças, sendo que meu filho é o mais levado da turma. Tem vezes que se torna insuportável. Tivemos também as pancadas de chuva e, depois das 16 horas, choveu de fato. Não fui à missa e a televisão também mostraria alguma diversão para mim: CAFÉ CONCERTO, com AURÉLIO CAMPOS – RONALD GOLIAS SHOW = TV DE COMÉDIA com a peça “CÉSAR, CLEÓPATRA ??”.
  52 a. dos apontamentos realizado em 16 de fevereiro de 1965 (terça-feira). ANO 15º - MÊS 8º  - DIA 222º - 6 anos e 257 dias na FORÇA PÚBLICA - 269 dias como 2º TENENTE - 516 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
É uma data cheia de atividades, na qual corro muito, desde o momento em que chego no quartel. Coloco a documentação da secretaria em dia e eis que, às 10 horas, chega o TENENTE-CORONEL DELFIM CERQUEIRA NEVES, Chefe da CASA MILITAR, para jogar futebol de salão.
Eu jogo como goleiro, até mais de 13 horas, ganhando a turma da qual eu pertenço, pela dilatada contagem de 25 a 6.
Das 14 horas às 15>30 horas dou aula para os soldados. Descanso durante algumas horas e, já às 19 horas estou lecionando para os cabos.
Com o CABO PHILENO PINGE retorno ao meu lar quando já são mais de 21 horas. Deito cedo, cansado das atividades desta data.
  51 a. lançamento das seguintes anotações em 16 de fevereiro de 1966 (quarta-feira). ANO 16º -  MÊS 8º - DIA 221º - 7 anos e 257 dias na FORÇA PÚBLICA - 634 dias como 2º TENENTE - 881 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Leio parte do livro de SÁBADO DINOTOS - AS CENTÚRIAS DE NOSTRADAMUS. Segundo a interpretação do autor, o cataclismo mundial está próximo, citando a data de 20 de maio de 1966. Muitos dos seus escritos foram previsões que se realizaram e estão se realizando, como por exemplo o fato do GENERAL DE GAULLE ser reeleito presidente da FRANÇA.
O resto do dia é dedicado à família. Ouço músicas e noticiosos nas emissoras. É exonerado do Comando da GUARDA CIVIL o CAPITÃO ARMANDO FIGUEIREDO, através de publicação no Diário Oficial de ontem. Foi designado para comandar interinamente a Guarda Civil o Inspetor Chefe Superintendente BENONI SIMÕES.
Às 17:30 horas, vou tomar um ônibus VILA AURORA. Mais uma vez rumo ao BATALHÃO DE GUARDAS para dar aula de aritmética. Chego ao quartel às 18:40 horas. Encontro de serviço o 1º SARGENTO ANSELMO, que foi meu auxiliar na FIF. Fala-me das novidades da Unidade.
Enquanto não chegam os alunos, converso com as praças begeinas, todas queixando-se do sistema e prática neste batalhão. Dizem que esta quarta-feira foi de amargar.
Os cabos RODRIGUES, MANGILE e GÓES falam dos exames de admissão à Escola de Sargentos, realizados ontem. Dizem que os mesmos não foram fáceis.
Apenas comparece o CABO JOSÉ MIGUEL PAYÃO. Vimos problemas sobre divisão proporcional e regras de sociedade.
Em seguida, retorno ao meu lar. Alguns programas de televisão completam a noite, principalmente aquele intitulado: CARNAVAL GRAPETTE. 
  50 a. das anotações feitas em 16 de fevereiro de 1967 (sábado). ANO 17º - MÊS 8º - DIA 222º - 8 anos e 257 dias na FORÇA PÚBLICA – 64 dias como 2º TENENTE – 317 dias na 2ª Companhia Independente.
Há grande movimentação na Rua LUÍS FACCINI, pois se realiza uma feira nesta manhã. Em casa, também há um movimento desusado. Uma senhora vem fazer limpeza e dois rapazes da casa de móveis do senhor JAMIL fazem a desmontagem e a montagem de um guarda-roupa.
Encontro-me com o SOLDADO GABRIEL, de serviço na feira. Converso com o mesmo. Quase às 11 horas, levo MARIZETE ao Grupo Escolar “CAPISTRANO DE ABREU”. Irá receber sua primeira aula no 3º Ano.
Almoço e rumo para o serviço. Na Delegacia, encontro o SUB-TENENTE NATAL DE OLIVEIRA e sou apresentado ao senhor ABRAÃO. Houve um caso entre a noiva do senhor ABRAÃO e o CABO PEDRO MACHADO. O militar disse uns palavrões para a moça e esta quer processá-lo. O senhor ABRAÃO desde conosco até a Companhia e ali conversa com o CAPITÃO JAIR.
Dona ELVIRA telefona-me e diz que está na presença do SOLDADO ODILON. Daqui a pouco rumará para a Companhia.
De fato, às 14 horas, dona ELVIRA chega com o SOLDADO ODILON.
Novamente retorna o senhor ABRAÃO. Quer falar com o escrivão TERRANOVA. Levo-o até à Delegacia, mas não conseguimos encontrar o TERRANOVA.
Na Companhia, há um caso com o SOLDADO SANCHES e o CABO CABRAL, Comandante da Guarda. Apresento o intragável ‘PÉ DE PATO” ao Destacamento.
O SOLDADO PEIXOTO leva-me até o TUCURUVI. Dali rumo para o Quartel General. Prossegue o Curso de Polícia Florestal e esta noite recebemos a melhor aula de todas: palestra com o Doutor ARMANDO VENTURA sobre reflorestamento.
No QG, neste curso, podemos encontrar com colegas e oficiais que, comumente, nem vemos. Da minha turma estão fazendo o Curso os TENENTES BORINI SOARES, ALBINO CARLOS PAZELLI, ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA e AMÉRICO VICTOR SALVATO. Há muitos segundos-tenentes e aspirantes que nem conhecia ainda.
A pé, rumo até a Rua ITAPORANGA, na PONTE GRANDE. Ali embarco no GUARULHOS-VIA PRESIDENTE DUTRA. Chego em casa depois das 23 horas.
  46 a. da reunião do CONSELHO SUPREMO da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC que elegeu os novos conselheiros: Dr. BENEDITO LANG, Professor BUENO DE AZEVEDO FILHO, JOSÉ DE CAMPOS MELLO e ANTÔNIO BARRETO DO AMARAL. Eram candidatos também: Coronel ALCIDES JOSÉ DE OLIVEIRA, ARMANDO DA VEIGA CASTILHO, PAULINO SARAIVA, GERALDO FARIA MARCONDES e HERMAN DE MORAES BARROS, em 16 de fevereiro de 1971.
  44 a. do COMANDO DE POLICIAMENTO DE TRÂNSITO, inaugurado em 16 de fevereiro de 1973.
  44 a. da assunção do Comando do Policiamento Ostensivo da Capital –COPOC – pelo CORONEL CLÁUDIO DE SOUZA, em 16 de fevereiro de 1973. Quem lhe passava o comando era o CORONEL ANTÔNIO DA SILVA, que regressava ao comando do 16º BPM. O CAPITÃO EDIL DAUBIAN assumia o sub-comando do COPOC.  
  38 a. das anotações feitas em 16 de fevereiro de 1979: é o décimo-sexto dia de minhas férias do CPChq. Faço uma limpeza geral no volks 78 que ontem completou o seu primeiro aniversário. Na tarde levo LUCINDA para fazer compras.
Encerro a leitura do terceiro volume de “A PRINCESA MENDIGA”.
O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR encerra seu serviço no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA. Agora retornará à guarda do QCG, com o primeiro serviço marcado para dia 19, segunda-feira.
Pelo JORNAL NACIONAL tomo conhecimento de fuzilamentos no IRÃ; os ESTADOS UNIDOS reconhecem o novo governo; confiscados os bens do XÁ REZA PAHLEVI.
Terremotos no PERU e CHILE.
Terceira desvalorização do cruzeiro em 1979. O dólar passa a custar CR$22,11 para compra e CR$22,20 para venda.
Realizados testes com carros movidos a álcool.
Racionalização do óleo diesel e gás combustível a partir de março.
  36 a. da assunção do Comando de Policiamento de Choque – CPChq – pelo CORONEL CID BENEDITO MARQUES (falecido), no dia 16 de fevereiro de 1981.
  32 a. falece ISER BRISOLA JÚNIOR, filho do Cel. ISER BRISOLA (também falecido). O infausto acontecimento se deu em 16 de fevereiro de 1985, enlutando o lar do nosso companheiro. Trabalhamos juntos com o CORONEL ISER BRISOLA no CHOQUE, lembrando que ele esteve na contenção da greve dos metalúrgicos em SÃO BERNARDO DO CAMPO, na época do Comando do CORONEL DAUTERDIMAS RIGONATTO, em 1980.  ISER BRISOLA era MAJOR e eu CAPITÃO do CPChq.
  30 das anotações feitas em 16 de fevereiro de 1987: nesta segunda-feira o 2º BPChq, Batalhão que comando, mantém uma companhia na COSIPA. A tropa ainda conta com um pelotão do 3º BPChq e um pelotão ROTA, tudo comandado pelo MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO, meu subcomandante.
No policiamento de ontem, no IBIRAPUERA, durante o jogo SÃO PAULO x AMÉRICA, um civil jogou um copo d´água num PM e apanhou de cassetete. Esse civil, ANTÔNIO CARLOS, fez queixa no 34º DP. A imprensa explorou o assunto e, nesta manhã, estamos com esse “abacaxi” para descascar;
Converso com o TENENTE-CORONEL PM MENDES, Chefe do Estado Maior do CPChq, sobre isso. O tal de ANTÔNIO CARLOS viria ao quartel para formular a queixa.
Uma reunião no CPChq às 11 horas. Presença do TENENTE-CORONEL PM OCTÁVIO (regressou de BELO HORIZONTE, após o encerramento do III CONGRESSO NACIONAL DAS POLÍCIAS MILITARES), MAJOR PM DINIZ (ainda no comando interino do 1º BPChq), CAPITÃO PM TOSTA (também regressando de BELO HORIZONTE). O assunto principal é a rendição da tropa que está na COSIPA. Será amanhã cedo. Partirão três pelotões (2 do 2º BPChq e 1 do 3º BPChq) comandados pelo CAPITÃO PM CÉSAR (do 1º BPChq).
Começa hoje a Escola de Sargentos. O 2º BPChq é usado como um apêndice do CFAP. Recebemos 90 cabos para esse curso.
SILVA recebe o resultado de um exame “ecocardiograma” a que foi submetido o MAURO. Uma viatura que estava em CUBATÃO trouxe 4 cabos (PRONTIDÃO COSIPA) para iniciarem a Escola de Sargentos. No retorno a CUBATÃO, na altura do pé da serra, o motorista perdeu o controle ao passar numa poça d´água. No capotamento, o PM SÍLVIO sofreu um corte na cabeça e foi socorrido à Santa Casa de SANTOS.
Em Sindicância Sumária, são ouvidas as testemunhas do caso da agressão ao ANTONIO CARLOS, no MORUMBI. Sr. LAURO, seu pai, conversa conosco durante um bom tempo.
QUÉRCIA anuncia quatro secretários: ANTÔNIO CARLOS MESQUITA (Secretaria do Governo); JOÃO OSWALDO LEIVA (OBRAS); JOSÉ MACHADO DE CAMPOS FILHO (FAZENDA) e BETTE MENDES (CULTURA).
O depoimento de um ladrão de carro, Ernest Gardemann, que atua no eixo Paraná-Paraguai, foi decisivo para a prisão do assaltante e seqüestrador Leonil Dias de Oliveira, que agora acusa as estruturas da polícia civil com duas denúncias de corrupção. O alvo principal era Leonil e por isso os policiais não se preocuparam em fazer um acordo com o poderoso ladrão de carros do Paraná, deixando-o em liberdade, para prender o assaltante paulista, que durante 12 dias, até ser preso, se escondeu num apartamento de um conjunto habitacional, na periferia de Curitiba. Depois do seqüestro e morte do empresário Osório Bacchin e a descoberta das ligações de Leonil com o delegado Jacir Damiani, o assaltante fugiu para a fronteira do Brasil com o Paraguai, onde recebeu a acolhida do ladrão Ernest Gardemann. Leonil ficou na fazenda de Gardemann, na cidade paraguaia de Salto de Guaira, sob a proteção do comparsa. Mas a presença de Leonil — "um homem sujo com a bandidagem, depois que passou a ser intensamente procurado", analisa um policial que acompanhou bem de perto todos os lances da prisão do assaltante — tornou-se incômoda. Apesar disso, Leonil continuou na fazendo do ladrão de carros até que Gardemann acabou se complicando. A polícia apreendeu fitas de videocassete num sítio em Caucaia do Alto, na Grande São Paulo. No filme feito em Teresópolis, Rio de Janeiro, apareciam uma dezena de criminosos depenando carros roubados. Um dos personagens foi identificado pelos policiais: o poderoso ladrão Gardemann, conhecido como Alemão. Através de meios e métodos — não revelados pelos policiais incumbidos de prender Leonil — Gardemann passou a ser pressionado para entregar o assaltante paulista. Sem saída e até ameaçado de prisão, o ladrão "entregou" o comparsa, que vivia entre Puerto Strossner e Salto de Guaira, mas que nos últimos 12 dias se escondia num pequeno apartamento de um conjunto habitacional no bairro de Campo Comprido, na periferia de Curitiba. Fui traído — disse Leonil ao ser surpreendido pelos policiais paulistas no começo da noite de quinta-feira passada, quando ajudava descontraidamente outros criminosos a levar uma geladeira para seu apartamento. Surpreendido, nem tentou reagir: ²Tudo bem, me entrego na moral — disse Leonil aos delegados paulistas que o procuravam desde o seqüestro do empresário Osório Bacchin. Vencido, o assaltante começou a contar tudo que sabe sobre a corrupção dentro da polícia civil ao juiz-corregedor dos Presídios e da Polícia Judiciária, Válter Fanganielo Maioerovich, que mesmo antes da prisão de Leonil já tinha montado um volumoso dossiê de 34 volumes com informações sobre o relacionamento do criminoso com policiais corruptos. Por isso, o juiz não precisou das revelações de Leonil para decretar a prisão preventiva do delegado Damiani, ex-protetor do assaltante. Com Damiani na cadeia, Leonil só reforçou com suas palavras a estreita ligação com o delegado ao prestar um longo depoimento ao juiz-corregedor, que agora quer levantar mais provas para decretar a prisão de outros policiais. As confissões de Leonil incriminaram 14 investigadores e carcereiros (incluindo o delegado Jacir Damiani), cinco deles já suspensos preventivamente e que devem responder inquéritos por corrupção: eles prenderam e liberaram Leonil em 9 de agosto passado, em troca de Cz$ 600 mii levantados pelo assaltante com o seqüestro e morte do empresário Bacchin. Como um número elevado de policiais tem telhado de vidro, as denúncias de Leonil podem contribuir para uma verdadeira e inédita retaliação dentro dos quadros da Polícia Civil, com policiais denunciando outros policiais — prevê um delegado, que não se identificou. (publicado no JORNAL DO BRASIL de 16 de fevereiro de 1987)
  28 a. transf. reserva : Cel. JOSÉ LOPES DE AQUINO, em 16 de fevereiro de 1989.
  28 a. do almoço no NACIONAL CLUB : Sr GERALDO FARIA MARCONDES, Cel. UBIRAJARA PISANI e o então MAJOR AGENOR BRAMBILA. Eu era o Chefe do Estado Maior do CPM na época. Esse acontecimento foi em 16 de fevereiro de 1989.
  26 a. da libertação do menino JOSÉ EDUARDO TARRAF FILHO, o DUDA, então com doze anos de idade, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, quando comandei aquela região, em 16 de fevereiro de 1991.
  25 a. do batizado da menina PATRÍCIA BOARÊTTO, filha do Sr. JOSÉ BOARÊTTO e dona MARIA, nossos vizinhos, em 16 de fevereiro de 1992.
  25 a. da morte do ex–presidente da República do Brasil, JÂNIO DA SILVA QUADROS. Nasceu em CAMPO GRANDE em 25 de janeiro de 1917. Faleceu em São Paulo em 16 de fevereiro de 1992. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (turma de 1939). Professor dos Colégios Dante Alighieri e Vera Cruz. Suplente de Vereador, em 1947. Vereador em São Paulo (1948/51). Deputado Estadual (1951/53/).   2 º Vice–Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 1951. Líder do Partido Democrata Cristão – PDC – em 1952/53.  Prefeito de São Paulo em 1953/54.Governador de São Paulo (1955/59). Deputado Federal pelo Estado do PARANÁ (1959/61). Presidente da República em 1961. Candidato a Governador de São Paulo nos anos de 1962 e 1982.  Prefeito do Município de São Paulo, em 1986/88.  
  25 a. da condenação do canibal de MILWAUKER, JEFFREY DAHMER à prisão perpétua, em 16 de fevereiro de 1992. Em 28 de novembro de 1994, foi assassinado na CADEIA.
  24 a. nasce o MIGUEL, neto da NAIR (minha prima), filho do MAURÍCIO e  HERCÍLIA, todos residentes em PORTUGAL, no dia 16 de fevereiro de 1993.
  21 a. falecem: o Delegado de Polícia ERNESTO MILTON DIAS e o Diretor Teatral MÁRCIO VIANNA, em 16 de fevereiro de 1996.
  21 a. nasce a filha da VILMA e do CÉSAR – VITÓRIA – neta de DONA DEOLINDA, bisneta de DONA ESMERALDA, mãe da LUCINDA. VITÓRIA nasce no dia 16 de fevereiro de 1996.
  20 a. das anotações feitas em 16 de fevereiro de 1997: LUCINDA vai me acompanhar nesta viagem a POÁ, num domingo de chuvisqueiros esparsos. Antes, porém, passamos pela casa de TIA COTA. Minha prima CARMEM quer mandar uma encomenda para a RITA REGINA, filha de TIA IRENE. TIA COTA não irá até POÁ neste domingo. Minha mãe tem apreciado muito as visitas da LUCINDA. Elas se dão bem. Almoçamos lá pelas 14 horas.
ADALVO, MARIZETE, FELIPE, MARIO e TIA IRENE visitam minha mãe nesta tarde. Há uma conversa sobre a conduta irregular do NECO, filho de meu primo CIDO. O rapaz se amasiou com uma mulher bem mais velha do que ele, desquitada e mãe de duas filhas. O NECO vive do expediente de vender sorvete, mas é viciado em drogas. Briga muito com sua avó, TIA ANTONIETA, na busca de dinheiro para curtir o seu vício.
Os chuvisqueiros caem durante todo o domingo. Vamos deixar POÁ depois das 17 horas.
THOMAS MUSTER, da ÁUSTRIA, venceu GORAN IVANISEVIC, da CROÁCIA, conquistando o título do ABERTO DE TÊNIS DE DUBAI. A suíça MARTINA HINGIS venceu o TORNEIO DE TÊNIS DE PARIS, derrotando a alemã ANKE HUBER. O tenista sueco THOMAS ENQVIST derrotou o chileno MARCELO “CHINO” RIOS na partida final e ficou com o título do TORNEIO ABERTO DE MARSELHA, na FRANÇA.
  19 a. do acidente aéreo com um AIRBUS 300, da CHINA AIRLINES. Caiu em TAIWAN, matando 197 ocupantes e 2 pessoas m terra, em 16 de fevereiro de 1998. Outras anotações nessa data: decide-se o título da COPA DE OURO, em LOS ANGELES, de madrugada. O MÉXICO fica com o título. Derrota os EUA por 1 a 0. BRASIL tinha derrotado a JAMAICA e fica com o vergonhoso terceiro lugar. Chove de manhã. Embarco no ônibus COCAIA – ARMÊNIA, na AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA. Hoje temos uma discussão sobre aulas, palestras, conferências, vistorias e assessoria, por parte dos integrantes do MMDS. Estabelecemos horários, locais e preços.
No MMDC, discutimos ainda o caso REGINA CELENTANO. Ela veio pagar as mensalidades de janeiro e fevereiro de 1998 como associada. O CORONEL CANAVÓ elaborou uma carta devolvendo dez reais referente a fevereiro porque os conselheiros afirmam que no reunião de 10 último ela foi excluída definitivamente da Sociedade. Acontece que inda não sei o teor da ATA que deve ser entregue pelo CORONEL PM GUIMARÃES. Isso precisa constar da ATA. Não consigo falar com esse oficial. Ele se encontra em BIRIGUI.
Retorno a GUARULHOS pelo EXPRESSO BRASILEIRO. Mais tarde verifico o PLANO “OSORIO”. Devo dar aulas no Interior de São Paulo. Em casa, LUCINDA conta que o ANDRÉ não conseguiu consertar hoje o SANTANA; retornará amanhã.
A chuva de hoje afetou muito a zona norte. As águas causaram estragos também em FRANCO DA ROCHA e OSASCO. O rio TIETÊ transbordou e a Marginal teve o seu tráfego de carros desviado por mais de 6 horas. O congestionamento foi de 86 quilômetros.
Foi enterrado o PM bombeiro JOSÉ ANTÔNIO GARCIA, de 39 anos, no Mausoléu da PM, no Cemitério do ARAÇÁ. O CABO GARCIA perdeu a vida na noite do sábado, dia 14, quando resgatava vítimas de deslizamento de terra no JARDIM FELICIDADE, TREMEMBÉ – ZONA NORTE. 
  18 a. falece MARLENE, prima da LUCINDA, em 16 de fevereiro de 1999.
  18 a. do acidente aéreo com o judoca FABIANO DE OLIVEIRA RAMOS com traumatismo craniano, ao mergulhar numa onda e bater com a cabeça num banco de areia, em 16 de fevereiro de 1999. Outras anotações nesta terça-feira de carnaval: levanto cedo. LUCINDA queixa-se de dores na perna que sofreu a trombose em 1987. Usa as terríveis meias kendall,que a deixa profundamente irritada. PAULO CÉSAR continua no GUARUJÁ e a avó fica preocupada com ele. Pela TV, na tranqüilidade desta terça-feira de carnaval vejo o último dia de Carnaval em OLINDA, com os BONECOS GIGANTES, as troças, os blocos, os maracatus. No RECIFE, o Maracatu da NAÇÃO ERÊ; o encontro dos paraquedistas no Carnaval em BOITUVA; NATAL – o bloco dos CÃOS; no RIO, o BLOCO DOS INDIGNADOS, POR SÉRGIO NAYA; SALVADOR, DANIELA MÉRCURI, CARLINHOS BROWN, os FILHOS DE GHANDI esquentam esta terça-feira; MOCIDADE INDEPENDENTE E VIRADOURO são as grandes favoritas no RIO.
FABIANO DE OLIVEIRA RAMOS, 20 anos, campeão de judô em 1993, pode ficar tetraplégico. Em ILHA BELA, na sexta-feira, dia 12, quando deu um mergulho numa onda, bateu a cabeça num banco de areia.
JARDIM VISTA ALEGRE: três pessoas assassinadas na décima-primeira chacina do ano, a segunda do Carnaval.
Temporal em MONTE SIÃO (MINAS GERAIS). Na cidade de HORIZONTINA (RS) as chuvas fazem estragos.
A prisão do líder curdo OCANAN provoca manifestações em toda a EUROPA, principalmente com invasões de embaixadas e consulados gregos.
Milhares de andorinhas invadem a cidade de CÁCERES, no MATO GROSSO.
GUSTAVO BORGES ganha medalha de ouro no mundial de natação em MALMOE (SUÉCIA).
CHAPADA DOS GUIMARÃES (MT) – O VALE DOS DINOSSAUROS.
FHC descansa em IBIÚNA. 
  17 a. transf. reserva : Cel. FRANCISCO DE ASSIS MARACAJÁ, Cel. ADROALDO  FERRETTI, e Cel. CLÉDIS JOSÉ  TORQUETE, em 16 de fevereiro de 2000.
  17 a. falece NÁDIA MARIA, a humorista que vivia a personagem CÉLIA CARIDOSA DE MELLO, na ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, vítima de câncer, em 16 de fevereiro de 2000.
  17 a. falece o cientista CARLOS CHAGAS FILHO, aos 89 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Filho do descobridor da doença de chagas, de quem herdou o nome. Em 16 de fevereiro de 2000.
  17 a. do plano  4/  61/20384182/  82   H41313YW448, em 16 de fevereiro de 2000.



ACONTECEU EM 16 DE FEVEREIRO DE 2001  : -     SEXTA-FEIRA
Encontro o vice-presidente da Associação dos Oficiais de Justiça, RAFAEL, na Rua TABATINGUERA. Participo de rápida reunião com integrantes do MMDS. Muito trabalho na Sociedade Veteranos de 32-MMDC: problemas com o pedido de isenção do IPTU; ofícios para SABESP e GESTÃO ESTRATÉGICA. Reunião à tarde com CARMELO, LUZ, CRISTIANO, RONALDO e ELÁDIO até 19 horas. Vou para o 2º BPChq.
Participo do churrasco de despedida dos CORONÉIS LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES e VALDIR SUZANO, que estão deixando o serviço ativo da CORPORAÇÃO, no quiosque do 2º BPChq, onde compareceram oficiais da ativa e da reserva, tais como: Cel. Res. MELLO ARAÚJO, Cel. Res. CARLOS DE CARVALHO, o próprio Comandante Geral, Cel. RUI CÉSAR   MELO; Cel. PAULO RÉGIS SALGADO (deixou recentemente o Comando do CPAM-4, onde ficou alguns anos, para assumir o Comando do Policiamento Metropolitano – CPM. Para o seu lugar está indo o Tenente-Coronel THOMAS ALVES CANGERANA, transferido do R. Pol. Mont. para o Comando do 8º BPMM . Na condição de tenente-coronel mais antigo da área Leste, assumirá interinamente o Comando do CPAM-4, onde deverá se efetivar como CORONEL numa promoção recente); Cel. BARROS, atual Comandante do Policiamento de Choque; Cel. JOSÉ VASCONCELLOS FILHO (que deverá assumir o lugar do Cel. GUIMARÃES na CORREGEDORIA PM); Cel. MELCHIOR, atual comandante do CPAM-1; Cel. JOÃO ROGÉRIO FELIZARDO, adjunto do CORREGEDOR PM; Cel. JAIR PACA DE LIMA, comandante do Corpo de Bombeiros da Capital; Tenente-Coronel CARLOS FILHO, também da Corregedoria; Major ARIVALDO SÉRGIO SALGADO; Major ROZENDO; Cap. CARLOS DE CARVALHO (filho do conhecido TATURANA, que tem o mesmo nome); Capitão GUEDES; Tenente MARCELO e muitos outros oficiais que trabalharam com os coronéis GUIMARÃES e SUZANO, que estão se despedindo da vida ativa na PM, aguardando publicação em Diário Oficial.
Nesse local, como não poderia deixar de acontecer, relembro com muitas saudades os tempos que comandei o 2º BPChq, de 25 de novembro de 1986 a 11 de março de 1988. Nesse quiosque aconteceu a festa de meu casamento com LUCINDA, em 17 de janeiro de 1987. Além disso, acrescente-se que comecei minha carreira de oficial, quando, declarado ASPIRANTE A OFICIAL, fui classificado no BATALHÃO DE GUARDAS, que se localizava justamente no prédio que hoje abriga o 2º BPChq. Em 1963, como Aspirante e depois, em 1986, como comandante, trabalhei na Casa que me reservou momentos dignificantes.
Vou deixar o 2º BPChq somente depois das 21 horas. Na estação ARMÊNIA embarco no EXPRESSO COCAIA, regressando a GUARULHOS. Fico sabendo, em casa, através dos noticiosos da TV do bombardeio dos EUA a BAGDÁ. Em GUARULHOS, dois motociclistas executaram o encarregado de usinagem, CHARLES ROBSON NEVES DOS SANTOS, 27 anos, na porta de uma creche na Avenida VÊNUS, no ITAPEGICA. A zona leste foi hoje castigada por uma tempestade que fez transbordar os córregos ARICANDUVA, ITAQUERA e LAGEADO. MARIA BOSCO PARADINHA, de 89 anos, morreu afogada dentro de casa, em ITAQUERA.   
Aviões norte-americanos e ingleses bombardearam cinco instalações de radar, nos arredores de BAGDÁ, capital do IRAQUE, sob alegação de que os equipamentos tiveram a freqüência ampliada e passaram a ser uma ameaça aos jatos que patrulham a zona de exclusão ao sul do IRAQUE, para proteger minorias contrárias à política de SADDAM HUSSEIM. O ataque noturno, que envolveu 24 aviões e durou duas horas e meia, teria deixado vários civis feridos, conforme imagens mostradas pela T V iraquiana. Essa foi uma das maiores ações militares dos últimos meses e a primeira ordenada pelo presidente dos EUA, GEORGE  W.   BUSH.
A universitária ANA CAROLINA SANT´ANNA, de 20 anos, filha do Coronel OLAVO SANT´ANNA, chefe da CASA MILITAR, foi vítima de seqüestro–relâmpago, em SANTO ANDRÉ. A jovem ficou vinte minutos como refém, pois pulou do carro, num momento de distração dos ladrões. Os dois bandidos fugiram levando seu RENAULT CLIO, além de celular, cartões de banco e de crédito e documentos pessoais.
O filho de secretário da Justiça e Direitos Humanos do RIO DE JANEIRO, o comerciante JOÃO LUIZ DUBOC PINAUD JÚNIOR, de 40 anos, e três conhecidos foram rendidos por três assaltantes numa lanchonete da MÓOCA. Levaram a picape EXPLORER que PINAUD pretendia comprar e na qual estavam seu telefone celular e pasta com documentos. A polícia conseguiu localizar o carro roubado e três homens foram presos.
ASSISTO O FILME da TV BANDEIRANTES :- JÁMON  JÁMON.

2 002 : - SÁBADO
Um sábado destinado, na parte da manhã, a acertar meu arquivo e memórias, no computador.
Cerca de quinhentas pessoas deram adeus à viúva do ex–governador ANDRÉ FRANCO MONTORO, LUCY PESTANA SILVA FRANCO MONTORO, sepultada no fim da manhã, no cemitério GETHSÊMANI. A cerimônia, acompanhada pela cúpula do PSDB e até mesmo por adversários políticos do partido, reuniu a primeira–dama RUTH CARDOSO, que representava o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, a prefeita MARTA SUPLICY, os ministros JOSÉ SERRA (SAÚDE) e ALUYSIO NUNES FERREIRA (JUSTIÇA), além da primeira–dama do Estado, MARIA LÚCIA ALCKMIN. O bispo emérito de BAURU, dom CÂNDIDO PADIN, celebrou a missa de corpo presente, acompanhado do coral ARAUTOS DO EVANGELHO. Dom CÂNDIDO é amigo pessoal da família e foi ele quem celebrou o casamento e as bodas de ouro do casal. A caçula dos sete filhos de LUCY, MÔNICA, estava ausente da cerimônia porque ainda se recupera do acidente que vitimou sua mãe.

EX–SENADOR JADER BARBALHO É PRESO E LIBERTADO NO MESMO DIA. O ex–presidente do Senado foi preso pela manhã, em BELÉM. Á noite, o Tribunal Regional Federal concedeu habeas corpus para sua libertação. Quatro meses após renunciar ao mandato, JADER BARBALHO foi preso hoje e levado para PALMAS, em TOCANTINS, onde a prisão havia sido decretada. A prisão foi decretada pelo juiz ALDERICO ROCHA SANTOS, da 2a. Vara Federal de TOCANTINS. Ele e um grupo de bandidos do colarinho branco são acusados de formação de quadrilha, desvio do dinheiro público e falsificação de documentos no caso de fraudes da SUDAM. Todos os canais de televisão mostraram a cena da chegada do desonesto ex–senador ao aeroporto de PALMAS, algemado e acompanhado por policiais federais.



JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR conta-me que nesta noite faleceu o pai de seu amigo MÁRIO, vítima de um infarto. Há alguns meses ele tivera um derrame que o deixara com seqüelas. O Sr. JOÃO BARBOSA FILHO estava com 64 anos.

Os relógios são atrasados em uma hora quando alcançamos a meia–noite deste sábado. TERMINA O HORÁRIO DE VERÃO.

FALECEU um dos mais importantes membros da extinta cúpula do KHMER  VERMELHO – grupo  que  governou o  CAMBOJA  de 1975 a 1979, quando foi responsável pela morte de mais de 2 milhões de pessoas.
KE PAUK, de 72 anos, morreu na cidade de ANLONG VENG, no norte do país. Ele ocupou o cargo de secretário do Comitê Central do KMER VERMELHO e era assessor do Ministério da Defesa do país.

TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA : -
TENENTE-CORONEL ALDO FERNANDES DA COSTA –
Nasceu em 9 de fevereiro de 1947. Entrou na Força Pública em 19 de fevereiro de 1969. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 19 de maio de 1973. PROMOÇÕES- 2º Tenente – 15 de dezembro de 1973; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 15 de dezembro de 1984; Major – 25 de agosto de 1991; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1996.
TENENTE-CORONEL OTHON FERNANDES DE OLIVEIRA E SILVA JÚNIOR – Nasceu em 16 de janeiro de 1957. Entrou na Polícia Militar em 16 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 17 de julho de 1976. PROMOÇÕES : 2º Tenente – 24 de maio de 1977; 1º Tenente – 24 de maio de 1981; Capitão – 25 de agosto de 1987; Major – 24 de maio de 1995; Tenente-Coronel – 15 de dezembro de 1999.

TENENTE-CORONEL AMÂNCIO DE CAMARGO FILHO :-
Nasceu em 7 de março de 1955. Entrou na Polícia Militar em 16 de fevereiro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 17 de julho de 1976. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1977; 1º Tenente – 25 de agosto de 1981; Capitão – 24 de maio de 1988; Major – 15 de dezembro de 1995; Tenente-Coronel em 24 de maio de 2001.

MAJOR LENITON MATOS XAVIER :-
Nasceu em 10 de novembro de 1951. Entrou na Polícia Militar em 27 de abril de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1980. PROMOÇÕES : 2º Tenente – 25 de agosto de 1981; 1º Tenente- 15 de dezembro de 1985; Capitão – 24 de maio de 1990; Major – 15 de dezembro de 2001.

2 003   :   -    1144 182/  3201 1331 154/   DOMINGO
Ontem, quando os relógios apontavam 24 horas, foram atrasados em uma hora. Portanto, terminou o horário de verão. Entramos hoje no horário normal. Brasileiros de 12 Estados, onde vigorou o horário de verão desde 3 de novembro de 2002, tiveram um sábado com uma hora a mais. Diz o Ministério de Minas e Energia que o horário de verão proporcionou economia de 1 600 megawatts ao País.  O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA está com problemas com os shows musicais e não pode, pela segunda vez consecutiva, levar-me até POÁ. Assim sendo, farei novamente aquele passeio que era comum, antes do costume do JOÃO dar-me “carona” em seu carro até o município onde nasci.
10 horas: estou subindo a Rua LUIZ SARRACENI. Na esquina dessa rua com a Avenida Brigadeiro Faria Lima situa-se um prédio abandonado, que é um lixo só. Ali, há anos, funcionava uma padaria. Noto que realmente um dos sobrados que vi ser construído nessa rua finalmente está habitado. O outro, tem uma placa de “VENDE-SE”. Na frente, foram construídos , recentemente, mais dois sobrados. Estão desabitados.
Embarco num ônibus TUCURUVI. Vou até essa estação do metrô. Aí, começo a viagem até a SÉ (onde faço baldeação para o BRÁS). Pego o trem espanhol no BRÁS e viajo até GUAIANAZES. Ali, infelizmente, ainda sou obrigado a viajar num trem bem ruinzinho, a fim de atingir POÁ. Encontro minha mãe com dificuldade para andar. Pergunta de dona ESMERALDA e conto o sacrifício da LUCINDA para cuidar da mãe que vê pessoas e bichos, toda a noite. Acontece então que recebo um telefonema do meu irmão CARLOS. Ele me conta que nesta semana minha mãe também não dormiu bem, vendo mulheres em seu quarto. Depois do telefonema, minha mãe confirma tudo isso e acha que são “almas penadas” que lhe estão perturbando. Se já não bastasse dona ESMERALDA com esse problema, agora é minha mãe que sofre de delírios também. Ela sente dificuldade para fazer o almoço. Somente depois das 15 horas é que saímos da mesa. O RENATO, CIDA e FERNANDO chegam às 16 horas. Meu primo, finalmente, está com o carro reformado. Leva-me até a estação de POÁ. Antes, converso com minha filha MARIZETE. Não vejo neste domingo o FELIPE e nem o ADALVO. Deixo POÁ bastante pessimista com o estado de saúde de minha mãe.
Em casa, LUCINDA conta outras artes de dona ESMERALDA que acha que o guarda–roupa novo está caindo. Implica porque a janela está aberta. Chateado com isso e com os problemas de minha mãe, o domingo vai terminar melancólico.
Liguei para o desembargador LUIZ EDUARDO CORREIA DIAS e solicitei a ele avisar o GIANNOCCARO, presidente do CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL que amanhã não poderei participar de uma reunião marcada para 15 horas porque irei com o Sr. MARCONDES na APMBB.

O CORINTHIANS venceu o AMÉRICA, de RIO PRETO, com gols de FABRÍCIO, ROGÉRIO e GIL (3 a 2) e se mantém na briga por uma vaga nas quartas-de-final do CAMPEONATO PAULISTA. Agora, o time vai concentrar a atenção na LIBERTADORES. Os corintianos embarcarão no dia 18 para MONTEVIDÉU, onde enfrentarão o FÊNIX. Além do SÃO CAETANO, a PORTUGUESA SANTISTA, surpresa do PAULISTÃO, e o UNIÃO BARBARENSE estão classificados para a segunda fase do torneio. A PORTUGUESA derrotou o SANTO ANDRÉ por 1 a 0 , no ABC, e o BARBARENSE ganhou, em casa, da PONTE PRETA por 2 a 0. Outros resultados: MARÍLIA 4 x BOTAFOGO 4; GUARANI 2 x MOGI MIRIM 0; ITUANO 3 x RIO BRANCO 2; SANTO ANDRÉ 0 x PORTUGUESA SANTISTA 1; PAULISTA 3 x INTER, de LIMEIRA 3.

Apesar da oposição franco–alemã no Conselho de Segurança da ONU a uma ação unilateral no IRAQUE e dos seis milhões de pessoas que saíram às ruas de todo o mundo neste fim de semana para protestar contra a guerra, a assessora de Segurança Nacional da CASA BRANCA, CONDOLEEZZA RICE, advertiu hoje as NAÇÕES UNIDAS a não darem mais tempo ao IRAQUE para se desarmar. Em sua opinião, a ONU está dando a impressão de que não é capaz de reagir. “BUSH não vai voltar atrás”, alertou. Já o presidente da FRANÇA, JACQUES CHIRAC, disse hoje que se SADDAM desaparecesse faria um grande favor ao seu povo e ao mundo. Isso seria o melhor que poderia ocorrer ao IRAQUE. Ele voltou a pedir mais prazo para inspeções e o desarmamento pacífico.
Uma nova mensagem atribuída a OSAMA BIN LADEN, chefe da rede terrorista AL QAEDA, em um site na INTERNET, exorta o mundo islâmico a uma “guerra santa contra os EUA, que preparam um ataque a uma nação do ISLÔ, o IRAQUE.

A ex–miss COLÔMBIA CLARA HARRIS, 45 anos, foi condenada no TEXAS, por ter assassinado o marido DAVID HARRIS, atropelando-o com sua MERCEDES, depois de encontrá-lo com a amante, em 2002. A sentença poderá variar entre 5 e 99 anos de prisão.

ENCONTRADO um avião da companhia aérea SAETA que desapareceu no EQUADOR em 1976 com 59 pessoas. Os destroços foram achados por alpinistas no topo do VULCÃO CHIMBORAZO, a mais de cinco mil metros de altitude, a 30 km de AMBATO, no EQUADOR.

2 004   :   -  SEGUNDA-FEIRA
O ESTADO DE SÃO PAULO – CADERNO CIDADES – PÁGINA C 2
SÃO PAULO RECLAMA
AGRADECIMENTO
A família de FLAUSINO BARBOSA SANDOVAL, combatente da Revolução de 32, agradece à coluna SÃO PAULO RECLAMA pela publicação, no dia 4 (HISTÓRIA RECUPERADA: EMPRESA EXPLICA), da carta onde nos manifestamos sobre a forma pela qual está sendo conduzida a restauração do Obelisco e Mausoléu. De acordo com a resposta A PEDIDO DO GOVERNADOR, enviada pelo secretário-adjunto de Comunicação do Governo do Estado, no dia 5, acreditamos que providências foram tomadas para que a memória das personalidades que lá estão seja respeitada. MARIA IGNEZ MOURÃO SANDOVAL MATARAZZO  e família – HIGIENÓPOLIS.

A temperatura cai nesta segunda-feira. Por vezes cai um fino chuvisqueiro. As guias e sargetas da Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, principalmente no trecho que todo o dia atravesso, estão sofrendo reformas, dentro do plano da Prefeitura de GUARULHOS de aumentar as calçadas da cidade, bem como adequar as guias e sarjetas, bem como construção de “ilhas” em lugares estratégicos das ruas. Observo que aquela construção que fica defronte do EDIFÍCIO ÍBIS, bem perto da praça QUARTO CENTENÁRIO, está atingindo o seu décimo patamar. Tudo indica que ali irá funcionar uma Faculdade. Também vejo que o edifício construído onde antigamente era a ENAL, que estaria destinado para um alojamento “monstro” de transportes de cargas, “virou” mais um dos SUPERMERCADOS “DIA”.
No MMDS encontro o VICTÓRIO com vontade de trocar idéias, o que é bem raro nessa pessoa, quase sempre taciturna, introspectiva. Depois, com a chegada de outros integrantes da Entidade, comentamos o filme CÃES DE CAÇA, uma mirabolante história de soldados vítimas de uma transmutação em lobisomens. Muita gente morre, ou melhor, apenas um soldado sobrevive e, mesmo assim, condenado a ser também lobisomem porque foi mordido na luta.
Vamos ter uma tarde bem sossegada na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Apenas contamos com a presença do Cel MENDES. Nada sabemos sobre os problemas do Monumento-Mausoléu; não temos notícias do MMDCA. Conseguimos manter um contato telefônico com o CORONEL ROBERTO LEMES. Ele confirma a presença na reunião do CONSELHO SUPREMO de 27 de fevereiro. O LEMES é o 1º vice-presidente e, na hipótese do Cmt Geral não poder dirigir os trabalhos da presidência, ele assumirá o posto.
Estou lendo, desde a semana passada, de atas antigas da Diretoria Executiva, referentes a 1980/1981. Já naquela época se procurava uma solução para a reforma do Monumento-Mausoléu. O Sr. MARCONDES era o diretor do Monumento nesses anos. Chegaram até a ser retirados os PMs que trabalhavam no Obelisco, ficando a Sociedade numa situação bem difícil. Para se ter uma idéia, também foram encontrados documentos onde os problemas do Obelisco são bem anteriores.
O MENDES irá fazer uma festa para sua neta ainda esta semana (o aniversário será na semana que vem, mas o carnaval atrapalhará a presença de suas colegas de escola). Também ele enfrenta problemas de saúde na pessoa de sua esposa. Amanhã, deverá levar dona OÇAINE no médico e irá chegar mais tarde na Sociedade. Por volta das 16:30 horas ele está me deixando nas imediações da ARMÊNIA.

Também neste 16 de fevereiro veio a falecer um dos ex-combatentes de 32, que pertenceu ao BATALHÃO DE QUITAÚNA, JOÃO BATISTA DE CASTRO. Ele nasceu no dia 12 de junho de 1913. Estava, portanto, com noventa anos de idade.

Em casa, LUCINDA vai me mostrar o trabalho do JCS, que hoje azulejou o canto onde ela tem o tanque de lavar roupa. Ali, para tirar vazamento de água, o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA quebrou uma parte da parede. Agora vai consertando os estragos feitos antes.

A semana do paulistano que mora ou trabalha no Centro começou animada. A BANDA REDONDA comandou o carnaval na noite desta segunda-feira, com o desfile que faz tradicionalmente há 31 anos. O bloco saiu às 20:30 horas da RUA THEODORO BAIMA, seguindo pelas ruas da CONSOLAÇÃO, XAVIER DE TOLEDO, CONSELHEIRO CRISPINIANO, LARGO PAISSANDU, SÃO JOÃO, IPIRANGA e finalizando na PRAÇA DA REPÚBLICA. Fundada em 1972 por atores e profissionais de teatro e cinema, a BANDA REDONDA desfila todas as segundas-feiras antes do carnaval pelas principais avenidas e ruas centrais da cidade, cantando seu hino “MARCHA REDONDA”, além de marchas, frevos e sambas-enredos do RIO e de SÃO PAULO. 

FALECEU ADHEMAR HENRIQUE MALZONI, aos 66 anos. Um dos maiores entusiastas do esporte brasileiro. Presidente da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação. O enterro realizou-se hoje à tarde no Cemitério do MORUMBI, onde o corpo foi velado.

O Comando da PM em CAMPINAS abriu processo administrativo e disciplinar contra os três soldados suspeitos da morte de IVO MUCILLO JÚNIOR, de 17 anos, espancado até à morte na frente da boate USINA ROYAL, no início do mês. O terceiro acusado, ROBILON ALVES, foi reconhecido na sexta-feira, dia 13, por uma testemunha e encaminhado ao presídio ROMÃO GOMES, onde já estavam EDMILSON CAVALCANTE LINS e MANOEL HENRIQUE AZEVEDO. Os soldados teriam espancado o jovem porque ele defendeu um amigo.

Quase metade dos carros do 29º BPMM, responsável pelo policiamento preventivo de uma área onde moram cerca de 1,1 milhão de pessoas na zona leste da Capital, estão parados por falta de condições de uso. Segundo o CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, Cmt Geral da PMESP, no 29º BPMM teria, originariamente, 123 carros. Desses, 17 estão fora de uso porque o custo da manutenção seria muito alto –60% do valor do veículo. Dos 106 restantes, cerca de 40, de acordo com o coronel, estão aguardando reparos. A média de veículos em manutenção nos batalhões é de 30%.  Hoje pela manhã, na área da 1ª Companhia do Batalhão, havia só um carro para atender à população da parte central de ITAQUERA. Esse carro tinha como prioridade atender ocorrências nas redondezas de escolas, segundo o coordenador operacional MAJOR PM EMANUEL LOPES.
 
O comerciante ENOQUE LEOCÁDIO DOS SANTOS, que trabalhou como assessor político do deputado estadual CAMPOS MACHADO, líder do PTB em SÃO PAULO, foi encontrado morto a tiros, hoje pela madrugada. A principal hipótese é que ele tenha sido alvo de uma vingança por parte de um sócio seu em uma rede de padarias na região de PARELHEIROS, zona sul da Capital. O corpo foi localizado às 3 horas em uma mata, às margens da estrada do JACEGUAVA, na região de PARELHEIROS. Tinha dois tiros na cabeça. Nada foi roubado.

Dois homens pararam a motocicleta ao lado do HONDA CIVIC do ministro do STF, MARCO AURÉLIO MELLO, e anunciaram um assalto. O da garupa apanhou os relógios dos dois passageiros do carro, sentados no banco traseiro. Depois, fugiram no meio ao congestionamento da Avenida RUBEM BERTA. Tudo muito rápido. Terminava assim mais um roubo na zona sul de SÃO PAULO. Eram 8:50 horas. O que os bandidos não sabiam é que uma das vítimas era o ministro do Supremo Tribunal Federal. “O assaltado não foi o ministro, mas o cidadão, pois os ladrões não sabiam quem estavam roubando”, disse MARCO AURÉLIO.
   
A polícia não tem pistas do local onde foi enterrado o pastor da ASSEMBLÉIA DE DEUS, RIONEL BERNARDES, de 50 anos, desaparecido desde o dia 26 de janeiro. Quatro suspeitos, detidos desde a semana passada, negam o crime. Informações indicam que o pastor teria sido enterrado às margens da RODOVIA FERNÃO DIAS. Ele foi levado quando saía de casa, em PARADA DE TAIPAS.

Os 67 anos da DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO DA POLÍCIA MILITAR foram comemorados na noite desta segunda-feira, com uma Sessão Solene na Assembléia Legislativa, presidida pelo CORONEL Res PM UBIRATAN. O deputado UBIRATAN falou de seu orgulho em fazer parte da corporação, onde ingressou há exatamente 44 anos, e agradeceu aos seus instrutores na Academia do BARRO BRANCO, em especial ao CORONEL Ref PM LEÔNIDAS COVELLI. Foram homenageados o decano dos diretores da DEI/PM, CORONEL Ref PM CLÁUDIO FERREIRA COUTO e o atual diretor, CORONEL PM JOSÉ FRANCISCO GIANNONI. 

OITO ESTAÇÕES da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM – completaram 137 anos hoje. As estações LUZ, BRÁS, ÁGUA BRANCA, FRANCISCO MORATO, JUNDIAÍ, ERUS, RIO GRANDE DA SERRA e SANTO ANDRÉ, foram inauguradas em 1867. Todas fizeram parte da antiga SÃO PAULO RAILWAY (SPR), primeira estrada de ferro no Estado de SÃO PAULO. A ferrovia foi construída por investidores ingleses e teve o BARÃO DE MAUÁ como um de seus maiores acionistas. Apesar de inauguradas no mesmo dia, cada estação possui uma história particular. A ESTAÇÃO LUZ, por exemplo, foi inaugurada num prédio pequeno e ampliada posteriormente para atender o número cada vez maior de passageiros e mercadorias. O prédio foi reconstruído em 1946, por causa de um incêndio. Agora, em 2004, a fachada do edifício foi restaurada. Já a estação RIO GRANDE DA SERRA foi inaugurada com o nome de RIO GRANDE. Era feita de pau a pique e plataforma não ladrilhada. Na época, era uma estação deserta, que servia para abastecer de água as locomotivas. RIO GRANDE DA SERRA tornou-se município em 1964. A estação continua a mesma do início do século.

Cercado de agentes de segurança e avisando que não responderia a perguntas, o ministro-chefe da CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU, tentou hoje isolar o governo do escândalo protagonizado por um de seus homens de confiança, o sub-chefe de Assuntos Parlamentares, WALDOMIRO DINIZ. DIRCEU disse que os fatos denunciados –WALDOMIRO pediu doação de campanha e propina a um bicheiro- ocorreram antes do atual governo e dizem respeito ao RIO DE JANEIRO. Para o ministro, a demissão de WALDOMIRO e a abertura de inquérito policial encerraram o caso. O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA se irritou ao descobrir que DIRCEU sabia da denúncia desde o ano passado. O PSDB deve começar amanhã a coletar assinaturas para abrir uma CPI.

Um grupo de 200 índios caingangues matou um fazendeiro e manteve outros quatro ruralistas reféns durante todo o dia de hoje, em ABELARDO LUZ, no oeste de SANTA CATARINA. Os cainguangues fecharam a estrada que passa pelas terras que reivindicam, na localidade de TOLDO EMBU, a 574 km de FLORIANÓPOLIS, na noite de domingo. Mais tarde, na madrugada, o presidente do Sindicato dos Empregadores Rurais da cidade, OLICES STEFANI, de 53 anos, foi ao local para saber o que estava acontecendo e acabou baleado. Em seguida, seis fazendeiros que passavam pelo local foram feitos reféns. Dois foram liberados pela manhã, após nove horas aprisionados. Os outros ficaram presos até o início da noite.

CONTRATADO pelos YANKEES, time de beisebol de NOVA YORK, o jogador americano ALEX RODRIGUEZ, considerado o atleta mais bem pago da história. RODRIGUEZ tinha um contrato de 252 milhões de dólares (cerca de 750 milhões de reais) por um período de dez anos com o TEXAS RANGERS. Desse total, o time texano ainda devia 179 milhões de dólares. Pelo acordo, vai pagar mais 67 milhões a RODRIGUEZ e ficar com dois jogadores do YANKEES, que bancará o restante do salário de seu novo jogador.

Dois soldados americanos e duas crianças iraquianas morreram hoje em três explosões no IRAQUE. A explosão de uma granada colocada numa lata de lixo perto de uma escola no noroeste de BAGDÁ causou a morte de duas crianças. Rebeldes iraquianos – que resistem à ocupação americana - também desfecharam dois ataques a bomba contra comboios militares americanos em estradas de BAQUBA (65 km ao norte de BAGDÁ) e da capital iraquiana.
Com as mortes de hoje, sobe para 375 o número de soldados americanos mortos em ação no IRAQUE desde o início da guerra. Os ataques ocorrem ao mesmo tempo em que o Conselho de Governo do IRAQUE começava a debater em BAGDÁ o polêmico tema de transferência de poder para os iraquianos. O administrador da ocupação americana, PAUL BREMER, deixou claro hoje que vetará a aprovação de uma Constituição provisória que tenha a lei islâmica como base.

Em NOVA YORK, foi anunciado hoje que 4.450 clérigos americanos se envolveram em abuso sexual de menores desde 1950, de acordo com a prévia de uma pesquisa nacional.

2 005  :   -   QUARTA-FEIRA
FALECEU nesta quarta-feira o CAPITÃO da Reserva ROBERTO FERREIRA DOS SANTOS.

Nesta manhã, LUCINDA comunica-me um recado que recebeu ontem da CIDA, esposa do CABO RENATO. A mãe do meu primo faleceu ontem e o enterro foi por volta das 16 horas. Ele queria que eu fosse no enterro, mas não houve meio de comunicação comigo.
O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR procura resolver seu problema de pagamento de IPVA com outro despachante. Até agora não conseguiu um plano compatível com suas posses.
Vou mais tarde para SÃO PAULO, pois o MMDS está desativado neste dia. Todos os oficiais estão em destino. Passo pelo BANESPA e, um pouco antes das 14 horas, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, aguardando a chegada do CORONEL MENDES. Como ele estivesse demorando, faço um contato com o seu celular e fico sabendo que complicações surgiram de última hora, interrompendo a sua vinda até o MMDC. Combinamos ir na sexta-feira, dia 18, na solenidade de formatura dos novos sargentos, no ANHEMBI. MÔNICA coloca-me a par de alguns recados de pessoas ligadas com a Sociedade: MAX BASILE, REGINALDO (presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, de JAÚ), MARIA DO CARMO NOGUEIRA. Outro assunto delicado é a falta de dinheiro, impedindo de colocar as cartas no correio, endereçadas aos conselheiros, para a reunião marcada para 28 de fevereiro. Dou o palpite de que não se realize a reunião nesta data, marcando outra para o mês de março, quando a Sociedade tiver condições de gastar o dinheiro com envelopes e selagem. Vê-se que cada vez mais a Sociedade está se afundando. Agora não tem condições de reunir os conselheiros. Isso é algo deprimente.
Passo ainda pelo MMDS a fim de estudar as cartas de quatro DPs, interessadas em informações sobre sequestros. Isso vai me levar até às 4 horas. No metrô SÉ cruzo com o ALEXANDRE MEDÉIA. Ele está acompanhado de sua filhinha de 4 anos. Está de férias. Conta-me que acabou de passar pelo MMDC. Veio mostrar os veículos antigos dos bombeiros, que estão expostos no LARGO SÃO FRANCISCO. Ali, em 16 de fevereiro de 1880, houve um incêndio no edifício da Faculdade de Direito e na Capela-Mor da Igreja do convento de SÃO FRANCISCO. Embarco no ônibus EXPRESSO COCAIA e viajo com o ROGÉRIO BOARÊTTO, filho do Sr. JOSÉ BOARÊTTO e dona MARIA, nossos vizinhos. O rapaz é vigilante de segurança e se inscreveu para prestar exames para a Polícia Militar, como soldado. O ROGÉRIO está com 28 anos e as suas chances de entrar para a Corporação vão se esvaindo por causa da idade. Os exames serão realizados no próximo domingo, dia 20.
Na noite, telefona-me o CABO RENATO VENTURA. Conta-me que entregou os convites na Sociedade Veteranos de 32-MMDC um pouco depois de minha saída daquele local. Fala do enterro de sua mãe, realizado ontem, em MOGI DAS CRUZES. Ela estava com 82 anos e teve uma parada cardíaca. Além disso houve falência de órgãos vitais.
Tenho um problema na conexão DVD/TV. Não está entrando a imagem na televisão. MARLENE tenta ajudar a resolver o problema, mas não consegue. Onde está o defeito?

DIÁRIO OFICIAL DE 16 DE FEVEREIRO DE 2005 PUBLICA AS TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA DOS SEGUINTES OFICIAIS DA PMESP:

CORONEL PM EDUARDO CÉSAR FERNANDES, Chefe do ESTADO-MAIOR do CPI-2 (CAMPINAS). Nasceu em 5 de setembro de 1953. Entrou para a PMESP em 21 de maio de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 25 de agosto de 1979; Capitão – 24 de maio de 1987. Não tenho sua promoção a Major. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 1998. Sua promoção a CORONEL é de 14 de janeiro de 2003.

TENENTE-CORONEL PM ELÍSIO APARECIDO DE ALMEIDA, do CAES. Nasceu em 18 de agosto de 1950. Entrou para a PMESP em 20 de setembro de 1970. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 25 de agosto de 1978; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 25 de agosto de 1998; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2003.

TENENTE-CORONEL PM ABÍLIO DE SOUZA GUERRA, Comandante do 35º BPMI. Nasceu em 10 de dezembro de 1953. Entrou para a PMESP em 13 de março de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1980; 1º Tenente – 24 de maio de 1985; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 25 de agosto de 1999; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2004.

TENENTE-CORONEL PM AIRSON DA CONCEIÇÃO VIEIRA, da DIREÇÃO DE ENSINO. Nasceu em 16 de fevereiro de 1955. Entrou para a PMESP em 18 de fevereiro de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978;  1º Tenente – 25 de agosto de 1982; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1996; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2001.
  
Empresas de coleta de lixo entraram com representação no Ministério Público contra a ex-prefeita MARTA SUPLICY para apurar suas obrigações perante a Lei de Responsabilidade Fiscal. Elas alegam que MARTA cancelou os pagamentos de serviços executados no valor de 298 milhões de reais. A assessoria da ex-prefeita diz que deixaram de ser pagos serviços não feitos. A condenação por descumprimento da LFR pode valer de seis meses a dois anos de detenção e a perda de direitos políticos.

ACIDENTOU-SE nesta quarta-feira, o apresentador CLODOVIL HERNANDEZ. Deu entrada no Hospital ALVORADA, em SÃO PAULO, com quatro costelas fraturadas, após passar mal durante a gravação de uma entrevista para o DOMINGO LEGAL. As fraturas são resultado de um acidente que ele sofreu em casa, em UBATUBA, no final da semana anterior.

Com gols de ÂNDERSON, TEVEZ e JÔ, o CORINTHIANS venceu o SAMPAIO CORRÊA por 3 a 0, hoje, no PACAEMBU, e se classificou para a segunda fase da COPA DO BRASIL. O lateral FININHO fez gestos obscenos para a torcida quando era substituído e foi expulso.

O SANTOS lutou até o fim, mas perdeu para o BOLÍVAR por 4 a 3, em LA PAZ, na estréia no GRUPO 2 da LIBERTADORES.

O atacante GUILHERME CÁSSIO ALVES, que atuou no CORINTHIANS e hoje está no BOTAFOGO, do RIO, foi condenado a 5 anos e 4 meses de reclusão, em regime semi-aberto, por duplo homicídio culposo, lesões corporais e falsidade ideológica, como decorrência do acidente que provocou na madrugada de 5 de outubro de 2002, quando dirigia embriagado a sua BMW, na rodovia SP-333, em MARÍLIA. Passava um pouco das 5 horas da madrugada, quando ele, o amigo FABIANO TRAVALIN PARDO e três garotas de programa saíram da boate BANGALÔ DRINKS. Trafegando em direção à cidade, o carro invadiu a pista contrária, batendo frontalmente no ESCORT de MARÍLIA, dirigido por MARCELO APARECIDO DE SOUZA. MARCELO e sua sogra, MARIA BENEDITA FOSSALUZA, morreram no local, e a mulher dele, ROSILENE APARECIDA FOSSALUZA DE SOUZA sofreu ferimentos graves.

Duas pessoas morreram baleadas e pelo menos 55 ficaram feridas, 4 delas em estado gravíssimo, hoje, na reintegração de posse de uma área de 1,3 milhão de metros quadrados em GOIÂNIA. A Polícia Militar levou três horas para tirar do terreno as 2.862 famílias que o haviam ocupado há 9 meses – segundo os líderes dos invasores, eram 4 mil famílias. Houve um grande tumulto quando a PM iniciou a operação. Cerca de 800 pessoas foram detidas por resistirem à desocupação armando barreiras – algumas delas teriam revólveres. Esvaziada a área, as casas e barracos foram destruídos.

TROPAS DO EXÉRCITO começam a chegar à região do conflito de terras onde foi assassinada a freira DOROTHY STANG. Desembarcaram hoje em ALTAMIRA os primeiros 140 homens. As Forças Armadas participarão, em conjunto com a Polícia Federal e as polícias do PARÁ, da caçada aos assassinos e de uma operação de desarmamento geral a ser desencadeada em dez municípios ao longo das rodovias TRANSAMAZÔNICA e CUIABÁ-SANTARÉM.
  
O promotor THALES FERRI SCHOEDL, de 26 anos, que matou um jovem e feriu outro, ambos de 20 anos, em BERTIOGA (assassinato de DIEGO MENDES MODANEZ e tentativa de assassinato de FELIPE SIQUEIRA CUNHA DE SOUZA, em 30 de dezembro de 2004, durante um luau na RIVIERA DE SÃO LOURENÇO, condomínio de luxo em BERTIOGA), vai responder ao processo em liberdade, após 49 dias preso, e será julgado por homicídio simples, e não qualificado, como queria a acusação. A decisão do Tribunal de Justiça reduz a pena no caso de condenação. A Assessoria do Ministério Público disse que o órgão decidiu dar férias de 30 dias para o promotor acusado. A Corregedoria do MP vai abrir procedimento para decidir o destino dele, ou seja, se poderá continuar como promotor ou então ser exonerado do cargo.
De um lado a família de THALES FERRI SCHOEDL se abraçava, comemorando a liberdade provisória do promotor. De outro lado, familiares de FELIPE SIQUEIRA CUNHA DE SOUZA, ferido com quatro tiros, se abraçava chorando e lamentando a decisão.

O secretário da Segurança Pública de SÃO PAULO, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, e os juízes MAURÍCIO LEMOS PORTO ALVES e OCTÁVIO AUGUSTO MACHADO DE BARROS estão livres do inquérito que apurava o envolvimento deles em soltura de presos que participaram, infiltrados, de operações sigilosas do Grupo de Repressão e Análise dos Delitos de Tolerância (GRADI), da Polícia Militar. Por 24 votos a um, os desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça decidiram arquivar o inquérito hoje. Eles seguiram o voto do relator, SINÉSIO DE SOUZA, que entendeu ter faltado clareza nos indícios de participação dos três investigados em supostas irregularidades. O único voto contra o arquivamento foi o do desembargador CANGUÇU DE ALMEIDA. Entre as ações de maior repercussão do GRADI está a chamada “OPERAÇÃO CASTELINHO”, quando em 5 de março de 2002, doze integrantes da facção criminosa PCC foram mortos, dentro de um ônibus, no pedágio da CASTELINHO, durante suposto confronto com policiais militares. A ação, comandada pelo GRADI, mobilizou cerca de cem policiais.

A polícia de CAMPINAS encontrou uma apólice de seguro de vida no valor de 700 mil reais em nome do médico homeopata HÚDSON DA SILVA CARVALHO. O documento estava na casa da família. Como única sobrevivente, a filha mais nova do médico é a única beneficiária, já que a mãe e a irmã, também favorecidas, morreram. Todo o patrimônio da família, incluindo o seguro, está estimado em dois milhões de reais.

Em sua primeira entrevista, hoje, o novo presidente da Câmara, SEVERINO CAVALCANTI, não se esquivou dos temas polêmicos. Indagado sobre o que pensava da proposta de fazer as eleições para presidente governador coincidirem com a municipal, SEVERINO defendeu a prorrogação de todos os atuais mandatos, inclusive do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, por dois anos. Com isso, não seria realizada a eleição de 2006 e em 2008 o país iria às urnas para eleger deputados, senadores, governadores, prefeitos, vereadores e o presidente. SEVERINO também reafirmou que é contra a redução do recesso parlamentar e disse que pretende acabar com o poder de determinados grupos sobre outros dentro da Câmara, irritando-se quando foi classificado como um deputado do baixo clero. Ele deixou clara sua posição contrária ao aborto e ao casamento gay. SEVERINO reafirmou que é sua intenção colocar na frente de qualquer projeto a proposta de aumento dos subsídios dos deputados. Disse que o deputado que não quiser o aumento deve fazer uma carta à Mesa renunciando ao reajuste.    

Foram apresentados os novos uniformes das seleções masculina e feminina de vôlei. Além das cores da bandeira nacional, o time masculino ganhou uma camiseta preta e o feminino, uma cor-de-rosa. Os artistas LUCIANO HUCK e DANIELLE WINITS desfilaram com a nova roupa, no RIO DE JANEIRO.

OPERADO o cantor NANDO REIS para tratar de uma úlcera hemorrágica, em SÃO PAULO.

Os cargos que já ocupou – direção da Orquestra da Rádio da BAVIERA e do LA FENICE, de VENEZA – assim como sua agenda para os próximos meses – produções no Festival de SALZBURGO e no METROPOLITAN DE NOVA YORK – são provas suficientes de que MARCELLO VIOTTI vivia um momento importante da carreira, solidificando seu nome em meio à geração de maestros que aos poucos substitui os grandes nomes do passado. Mas, aos 50 anos, uma parada abrupta: ele morreu na noite desta quarta-feira em decorrência de um derrame sofrido na semana passada, durante os ensaios de uma produção de MANON, na ÓPERA DE MUNIQUE. Era casado e deixou três filhos. No verão europeu, VIOTTI iria reger uma nova produção da TRAVIATA, de VERDI, em SALZBURGO. VIOTTI nasceu em LAUSANNE, filho de pais italianos, onde iniciou seus estudos. Alguns anos mais tarde, assumia o coro da prestigiada SUISSE ROMAND, na época dirigida por WOLFGANG SAWALLISSCH. Foi pianista na ÓPERA DE TURIM, onde, mais tarde, seria principal regente convidado e assistente do maestro GIUSEPPE PATANÉ. Assumiu a ÓPERA DE LUCERNA, foi diretor musical da cidade de BREMEN, regente titular das orquestras das rádios de SAARBRÜCKENB e LEIPZIG. Em 1990, ocorreu a grande oportunidade quando substituiu em cima da hora o maestro RICCARDO MUTI à frente de um concerto com a toda-poderosa FILARMÔNICA DE BERLIM. Especialista na obra do francês JULES MASSENET, participou de montagens históricas na ÓPERA DE VIENA; em 1995, montou HÉRODIADE, com PLÁCIDO DOMINGO e AGNES BALTSA; e, em 2004, resgatou ROI DE LAHORE, utilizando uma nova edição crítica de partitura que ele mesmo ajudou a preparar.

A polícia de SAINT LOUIS, nos EUA, acusou formalmente uma menina de 12 anos de estrangular sua irmã caçula, de 9. Detalhe: a menor confessou ter matado a irmã depois de uma briga envolvendo a posse de um hambúrger. Agora, a Justiça americana vai decidir se a menina será julgada como adulta. “Trata-se de um dos casos mais dolorosos que presenciei nos últimos anos”, disse o investigador JOHN DIETER. O caso começou em 22 de dezembro de 20004, quando a polícia de SAINT LOUIS, MISSOURI, recebeu um telefonema da menina, dizendo que tinha encontrado sua irmã caçula morta ao voltar para casa. A menina confessou o crime após reclamar de visões com a irmã em um hospital onde fazia tratamento psiquiátrico.

GIULIANA SGRENA, a jornalista italiana seqüestrada por rebeldes iraquianos em 4 de fevereiro, apareceu hoje, em vídeo exibido pela rede de TV RAI, implorando ajuda de seus amigos e familiares para sair do cativeiro. Ela também pediu a retirada das tropas da ITÁLIA do país. Seqüestrada há quase duas semanas, GIULIANA, de 56 anos, foi enviada ao IRAQUE pelo jornal de esquerda IL MANIFESTO para cobrir as eleições no país. Ela pediu várias vezes para que haja pressão sobre ROMA para que a ITÁLIA retire o contingente militar no IRAQUE.

O PROTOCOLO DE KYOTO entrou em vigor hoje para impor limites e metas para a redução de emissões de dióxido de carbono e cinco outros gases causadores do efeito estufa. O tratado foi ratificado por 140 nações, responsáveis por mais de 55% das emissões atuais. EUA e AUSTRÁLIA não assinaram. Autoridades da área ambiental de vários países se reuniram no mesmo centro de convenções em KYOTO onde, em 1997, o pacto foi elaborado. A solenidade foi classificada como um histórico primeiro passo da humanidade para conter o aquecimento global e amenizar as mudanças climáticas e seus efeitos catastróficos. Justificando o boicote dos EUA o secretário de imprensa da CASA BRANCA, SCOTT McCLLLAN, disse que o governo BUSH “assumiu compromissos sem precedentes para reduzir a emissão de gases de forma que nossa economia continue crescendo”. O ITAMARATY classificou a assinatura do tratado como “um marco histórico para enfrentar as causas das mudanças climáticas”.

O funeral do ex-primeiro-ministro libanês RAFIC HARIRI, morto num atentado a bomba na segunda-feira, dia 14, converteu-se hoje num gigantesco protesto contra a presença das tropas sírias no LÍBANO. Uma multidão gritando ofensas contra a SÍRIA se aglomerou ao redor do caixão, enquanto a família de HARIRI proibia membros do atual governo libanês, pró-SÍRIA, de participarem das homenagens.

A promotoria do PARAGUAI informou hoje ter sido encontrado o cadáver de uma mulher, perto de ASSUNÇÃO, enquanto investigava o seqüestro da filha do ex-presidente RAÚL CUBAS, CECÍLIA, de 32 anos. A polícia suspeita que a casa era o cativeiro de CECÍLIA, desaparecida em setembro, e diz que ela foi seqüestrada por um grupo esquerdista, com apoio da guerrilha colombiana FARC.

DIVULGADA por pesquisadores australianos e americanos uma nova estimativa da idade dos crânios mais antigos do HOMO SAPIENS, descobertos em 1967 na ETIÓPIA. Estudos mostram que os fósseis têm 195 mil anos e não 130 mil como se acreditava. A descoberta reforça o argumento de que a ÁFRICA foi o berço da humanidade.

MORREU de pneumonia, aos 31 anos, a atriz americana NICOLE DeHUFF, que ficou conhecida por sua participação na comédia “ENTRANDO NUMA FRIA”. Numa das cenas, na véspera de seu casamento, ela é atingida no rosto por uma bola lançada pelo ator BEN STILLER.

2 006   :   -   QUINTA-FEIRA
Não tenho conseguido levantar cedo. Hoje também perco a hora. Fico até tarde na televisão, esperando o capítulo de LOST e isso faz com que atravesse uma parte da madrugada.
Não consigo ler todos os jornais que recebo. Todos eles publicam a notícia da absolvição do CORONEL UBIRATAN, conforme aconteceu ontem no TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
No MMDS, estão presentes: VICTÓRIO, AMÉRICO, FÁBIO, ÂNDERSON e GESOFATO. Todos eles estudam o que vão fazer na tarde. Não dou muito palpite porque vejo que estão com boas intenções. Por outro lado estou mais preocupado com a reunião da diretoria executiva na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Nessa reunião comparecem: GINO STRUFFALDI, presidente; CORONEL MENDES, vice; CORONEL RICARDO JACOB, tesoureiro; ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, diretor de Comunicação Social; Professor JOSÉ CARLOS, coordenador do núcleo da LAPA, como convidado; os advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA, diretores do Departamento Jurídico. Muitos assuntos comentados nesta tarde: outorga da Medalha MMDC, em 23 de maio, ficando acertado que será marcada uma reunião da Comissão das Medalhas; Direito de Resposta que os jornais “O ESTADO” e “JORNAL DA TARDE” não deram, apesar de uma notificação extra-judicial. Isso obriga o advogado ROMAGNOLI a entrar com um pedido judicial para que o direito de resposta seja dado por decisão da lei. Ele protocolou o documento hoje, último dia para entrar com a petição; reunião na Prefeitura marcada para dia 20 de fevereiro, a fim de estudar a posição do Obelisco (há uma idéia errônea no sentido de passar a administração do mesmo para a Prefeitura). O Presidente traz ao nosso conhecimento que o GENERAL BUENO está interessado nessa reunião e que o advogado ROMAGNOLI não foi numa reunião que ele marcou ontem no escritório do advogado HERBERTO CARNIDE. Acredito que esteja havendo uma grande confusão em torno disso tudo. O CARNIDE é o advogado no processo do restauro, movido contra nós por CARVALHOSA. Nesse outro caso, que nada tem a haver com o restauro, a decisão de quem deve comparecer na reunião cabe ao presidente. Ele delegou ao diretor do Departamento Jurídico da Sociedade a defesa nossa, no sentido de não entregar a administração à Prefeitura. ROMAGNOLI está cumprindo o seu papel. O GENERAL BUENO está querendo exigir certas coisas do presidente de maneira ilegal. Ele não pertence à diretoria e não pode marcar reuniões que o presidente não tem conhecimento, inda mais no escritório do CARNIDE. Fica decidido que todas as reuniões deverão ser sempre na Sociedade e que tudo deve ficar sob conhecimento do presidente, que tomará as necessárias medidas. Dada a palavra ao Professor JOSÉ CARLOS, diz ele do apoio irrestrito do núcleo da LAPA nas nossas lutas, quer seja relacionada com o Monumento-Mausoléu, quer aquela que diz respeito ao TÚNEL NOVE DE JULHO. ROMAGNOLI presta os necessários esclarecimentos ao professor JOSÉ CARLOS. O diretor de Comunicação Social esteve ontem no CLUBE PIRATININGA, a procura de documentos que comprovem que o Monumento-Mausoléu está em terreno doado pela Prefeitura, pois até agora não se encontrou nada que prove esse ponto que consta na história do Obelisco. Por outro lado, procura-se aproximação com o clube, fato esse acontecido no passado e que foi quebrado por iniciativa do senhor GERALDO FARIA MARCONDES, contra aos jogos que criaram sérias confusões entre os nossos associados, como é o caso de BENEDITO CAMPOS CARVALHO. Mas isso é passado e queremos que o CLUBE PIRATININGA se irmane conosco nos eventos de 23 de maio, 9 de julho e 2 de outubro.
Ainda é aprovada uma moção de regozijo ao CORONEL UBIRATAN, a respeito de sua absolvição e um voto de pesar pela morte do ex-deputado NICOLAU TUMA, cujo infausto acontecimento se deu no último sábado.
Termina depois das 17 horas essa reunião. Ainda permanecemos na Sociedade durante meia hora, tratando de outros assuntos.
O CORONEL MENDES leva-me até a ARMÊNIA. Diz ele que amanhã não poderá comparecer na Sociedade, pois deverá ir até ASSIS. O METRÔ está trocando o piso da parte externa da estação. Dá um aspecto mais elegante ao local. Hoje, temos de andar por um local ainda acessível, pois quase tudo está quebrado.
Em casa, MARLENE e LUCINDA conversam comigo sobre os baianos. Ainda eles não entregaram as chaves das casas. O Sr. JOSÉ DITO não pôde retirar os móveis na data de ontem, como prometera, porque seu neto, ÉWERTON, sofreu uma crise de apendicite e teve de ser internado. Ele, como avô, é a única pessoa que pode cuidar do garoto.
ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM telefona-me para falar de seus trabalhos junto ao Senhor JOÃO ALBERTO, pessoa interessada em documentos e objetos históricos. Convidou-o a visitar a Sociedade.    

O DIÁRIO OFICIAL PUBLICA HOJE AS TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA DOS TENENTES-CORONÉIS PM MAURÍCIO RODRIGO, da DF e MÉDICO NELSON PELLOSO.
MAURÍCIO nasceu em 16 de setembro de 1958. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1980. PROMOÇÕES: 2º Tenente- 25 de agosto de 1981; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1985; Capitão – 24 de maio de 1990; Major – 24 de maio de 2001; TENENTE-CORONEL – 15 de agosto de 2005.
O médico PELLOSO nasceu em 21 de setembro de 1946. Ingressou na PMESP como 2º Tenente Médico estagiário em 21 de dezembro de 1976. Foi promovido a 1º Tenente em 25 de agosto de 1977; a Capitão em 15 de dezembro de 1985; a Major em 15 de dezembro de 1991. Não tenho a data de sua promoção a TENENTE-CORONEL.

Por 9 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou hoje o fim do nepotismo nos tribunais de todo o País e barrou a onda de liminares que vinha garantindo a permanência de parentes de juízes em cargos de confiança sem passar por concurso público. Em decisão histórica, o STF concluiu que é constitucional a resolução do Conselho Nacional de Justiça que determinou a demissão de parentes até terceiro grau. O julgamento durou quase cinco horas. 

As cidades de APARECIDA e GUARATINGUETÁ decretaram estado de alerta, hoje, devido às chuvas fortes dos últimos dias. Demais municípios do VALE DO PARAÍBA ficaram em estado de atenção. Segundo a DEFESA CIVIL, cerca de 400 casas ficaram alagadas e outras 30 foram interditadas em APARECIDA com risco de desabar. Em GUARATINGUETÁ, o estado foi maior. Cerca de 1.100 casas ficaram alagadas, 200 famílias foram desalojadas e 115 pessoas ficaram desabrigadas. A forte chuva que atingiu a região começou por volta das 18 horas da quarta-feira, dia 15 e só terminou no início da madrugada de hoje. A Prefeitura de APARECIDA alojou os desabrigados no ginásio de uma escola Outro ginásio da cidade, na VILA MARIANA, não pôde ser usado por estar também alagado.

Pelo menos seis pessoas morreram no confronto entre bandidos das facções Amigos dos Amigos (ADA), que controla o tráfico na FAVELA DA ROCINHA, no RIO, e COMANDO VERMELHO (CV), que quer retomar bocas-de-fumo. Pelo menos 40 bandidos armados invadiram a favela no início da noite de ontem, provocando pânico na ROCINHA e em bairros nobres da zona sul, como LEBRON e GÁVEA. Dos seis mortos, cinco seriam moradores. A troca de tiros começou após a invasão da ROCINHA. Apenas um dos mortos era traficante.

MANTIDA pelo Supremo Tribunal Federal a resolução do Conselho Nacional de Justiça que proibiu o nepotismo no Poder Judiciário. A decisão derruba 700 liminares que haviam sido concedidas nos últimos meses para manter parentes de juízes em seus cargos. Agora, calcula-se que 1.700 funcionários contratados sem concurso terão de ser demitidos. O único voto contrário à decisão foi o do ministro MARCO AURÉLIO MELLO. Em BRASÍLIA.

APROVADO pedido de indenização à família de LYDIA MONTEIRO DA SILVA, vítima de uma bomba na Ordem dos Advogados do BRASIL (OAB) em 1980. ela era chefe da secretaria da entidade e abriu uma carta com explosivos. A Comissão de Mortos e Desaparecidos do governo federal reconsiderou a decisão quase um ano após tê-la rejeitada por unanimidade. A família deverá receber de 100 mil reais e 150 mil.

Era para ser apenas uma artroscopia no joelho esquerdo, mas o lateral CAFU, capitão da Seleção Brasileira, resolveu aproveitar a anestesia e o fato de ter que ficar um mês afastado dos gramados para fazer três cirurgias simultâneas. Nesta quinta-feira, além da operação para corrigir uma lesão no menisco, ele retirou as amígdalas e corrigiu um desvio de septo nasal, para melhorar sua respiração e o desempenho em campo. Deverá ser liberado amanhã.

RETORNOU ao BRASIL WELDO FREITAS CAVALCANTE, de 23 anos, preso em julho na IRLANDA, acusado de manter relações sexuais com uma adolescente de 14 anos. A garota morreu após uma overdose na casa de CAVALCANTE. Ele cumpriu um ano e meio de prisão por abuso de menor, mas não foi acusado pela morte. A libertação do brasileiro está causando protestos na IRLANDA. 

MORREU na madrugada de hoje, vítima de ataque cardíaco, o tenor ítalo-brasileiro ANTÔNIO LOTI. Sua trajetória esteve bastante ligada à ópera brasileira. Estudou no País nos anos 1970, antes de partir em direção à ITÁLIA, onde iniciou sua carreira. Voltou sempre para cá e cantou nos nossos principais teatros. Nos últimos dois anos, instalou-se mais uma vez em SÃO PAULO, onde passou a dar aulas. Estava com 50 anos. A última apresentação no BRASIL em óperas completas foi no GUARANI, de  CARLOS GOMES, em montagem de JOSÉ POSSI NETO regida por ISAAC KARABTCHEVSKY no TEATRO ALFA, em 2000. CARLOS GOMES, aliás, sempre esteve presente em seu repertório. Sua agenda para este ano, por exemplo, incluía um SALVATOR ROSA a ser produzido na REPÚBLICA CHECA, além do OTELO de VERDI ou o DES GRIEUX na MANON LESCAUT de  PUCCINI. O repertório italiano foi o cerne de sua trajetória. Iniciou sua carreira no início dos anos 1990 com TOSCA, na HOLANDA. Desde então, conseguiu boas críticas especialmente em óperas de PUCCINI e VERDI, ao lado de cantores como RAINA KABAIWANSKA ou ANNA TOMOWA-SINTOW, sob regência de ROBERTO ABBADO, MAURIZIO ARENA, ELEAZAR DE CARVALHO e JOHN NESCHLING, entre outros.

O ator DARRYL COWL, um dos grandes nomes da comédia francesa, morreu hoje aos 80 anos de câncer de pulmão em NEUILLY-SUR-SEINE, próximo de PARIS. Conhecido por suas comédias, COWL dedicou-se nos últimos anos a atuações dramáticas, no cinema e no teatro. O ator trabalhou em mais de 150 filmes e recebeu o prêmio máximo francês, o CÉSAR.

O PROTOCOLO DE KYOTO, acordo mundial para evitar mudanças climáticas extremas, mal apaga a vela do primeiro aniversário hoje e os convidados da festa já estão preocupados com sua maturidade. Países com metas de redução da emissão de gases do efeito estufa até 2012 correm contra o tempo para cumpri-las. A EUROPA está na frente, com pacote de medidas para reduzir ou compensar o que é expelido na atmosfera. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) – como países em desenvolvimento participam do processo – enfrenta atrasos, dúvidas e críticas, mas caminha. A quantidade de gás carbônico presente na atmosfera já provoca uma reação inerte que levará a um aumento incontrolável de temperatura. Até 2050, o mundo pode estar 2º C mais quente – o suficiente para derreter gelo dos pólos, elevar o nível dos oceanos e alterar o balanço climático essencial para o Planeta. Os EUA, que são o maior emissor de poluentes, não participam do atual protocolo e nem gostam de usar a palavra “KYOTO”, mas sua presença em qualquer acordo ambiental é essencial.    

O candidato RENÉ PRÉVAL foi proclamado Presidente do HAITI, com 51,15% dos votos, depois que o Conselho Eleitoral Provisório decidiu distribuir os votos em branco proporcionalmente entre os 33 concorrentes. A saída para a crise provocada pela contestação dos resultados (que davam 48,76% para PRÉVAL e 11,83% para LESLIE MANIGAT, o que exigiria um segundo turno) foi sugestão dos embaixadores do BRASIL, CANADÁ, CHILE, ESTADOS UNIDOS e FRANÇA. A legislação belga foi usada como paralelo para a interpretação da lei haitiana, que não dizia como deviam ser computados os votos em branco. MANIGAT não aceita a decisão e pode recorrer, mas com poucas chances. 

2 007     :     -      SEXTA-FEIRA
O Carnaval 2007 de SÃO PAULO começa hoje com o desfile de sete escolas no SAMBÓDROMO DO ANHEMBI, incluindo a bicampeã IMPÉRIO DA CASAVERDE. Foram meses de preparação de carros alegóricos, fantasias e busca pela inovação. “Vai arrebentar”, promete CAIO LUIZ DE CARVALHO, presidente do ANHEMBI. A primeira escola a entrar na avenida será a IMPERADOR DO IPIRANGA, às 23:15 horas. Na seqüência se apresentam: X-9, TOM MAIOR, IMPÉRIO, TUCURUVI e VILA MARIA.
A VILA MARIA investiu em tecnologia e promete impressionar logo com o primeiro carro, o abre-alas. “Ele terá muitas luzes, água jorrando e peixes se movimentando”, disse o carnavalesco WÁGNER SANTOS. O carro simboliza a mãe natureza, o renascer de CUBATÃO, cidade da BAIXADA SANTISTA que se tornou, na visão da escola, símbolo de recuperação nacional. O carro ainda vai transformar a noite em dia no SAMBÓDROMO. Haverá um sol brilhando, com 400 metros de néon. Outras duas escolas apostam em seus abre-alas: TOM MAIOR e X-9 PAULISTANA.
A reta final não foi fácil para a NENÊ DE VILA MATILDE, que desfila amanhã. Seus integrantes trabalharam em ritmo acelerado ontem à tarde e, segundo o carnavalesco ANDRÉ MACHADO, teriam de passar a madrugada montando as alegorias. O carnavalesco AUGUSTO DE OLIVEIRA, da PERUCHE, também admitiu que daria “uma esticadinha”no trabalho ontem à noite.

Esta sexta-feira é de muito calor. No MMDS encontro os oficiais “assanhados” por causa do carnaval. VICTÓRIO está acompanhando GESOFATO em sua nova versão estagiária. Ele não quer ficar quieto. Não tem parada. Reclama do imobilismo e põe todos os oficiais que o “pajeiam” na roda.
Dia sem grandes problemas na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O caso mais grave é o criado pela funerária do município de SÃO PAULO que não quer pagar o funeral padrão pleiteado pela família de um ex-combatente, falecido no último dia 5. A funerária alega que não foi procurada no dia do enterro. Mas a lei não discrimina prazo para pagamento do funeral padrão.
CORONEL MENDES está mais uma vez com sua sogra na CRUZ AZUL. O GINO passa hoje por uma tomografia, conforme exigência de seu médico, depois que sofreu, no ano passado, uma pneumonia.
CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, presidente do Conselho Deliberativo, entra com documento pedindo a reunião do Conselho Superior em 26 de fevereiro para estudos relativos à parte financeira da Sociedade, assunto meio nebuloso porque o Conselho Fiscal não cumpre com suas obrigações. Entro em contato com o GINO, já em minha casa, e ele me pede para fazer as convocações, via Internet. 

A abertura do carnaval do RECIFE, que comemora os 100 anos do frevo, uniu nesta noite na Praça do MARCO ZERO, centro histórico da cidade, 500 batuqueiros de maracatu, orquestras de blocos de pau-e-corda, o percussionista NANÁ VASCONCELOS e MARIA BETHÂNIA, numa amostra do badalado carnaval multicultural e democrático de PERNAMBUCO. O repertório do grande espetáculo regido por NANÁ também foi eclético, com espaço para a execução de O GUARANI, de CARLOS GOMES, pela Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, com o MAESTRO FORRÓ, e FREVO NÚMERO UM, do pernambucano ANTÔNIO MARIA, na voz de BETHÂNIA. ANTÕNIO CARLOS NÓBREGA e CLAUDIONOR GERMANO, um dos maiores intérpretes pernambucanos de frevo, deram seqüência à festa.
O prefeito do RECIFE, JOÃO PAULO, com uma fantasia que misturava elementos do caboclo de lança do maracatu e de MATEUS, personagem de reisado, foi alvo de críticas pelo aumento do seu salário de 46%. Alheio a algumas vaias ele pediu um carnaval de paz.
A festa na PRAÇA DO MARCO ZERO apenas oficializou uma festa que se espalha pela cidade e teve início – também na vizinha OLINDA – no início do mês. Enquanto BETHÂNIA encantava seus fãs, bem perto, a troça NEM SEMPRE LILI TOCA FLAUTA arrastava foliões pelas ruas do RECIFE ANTIGO, disputando espaço com blocos improvisados.

Sem chuva, mas com sete minutos de atraso, a IMPERADOR DO IPIRANGA abriu hoje, às 23:22 horas, o desfile do Grupo Especial das escolas de samba de SÃO PAULO. Com um samba-enredo sobre o aço e a siderurgia brasileira, a agremiação da zona sul entrou no sambódromo com o carro abre-alas trazendo um vulcão que soltava fumaça. Em volta, a comissão de frente era formada por homens das cavernas fazendo acrobacias.
A estreante no Grupo Especial enfrentou o peso de ser a primeira escola a desfilar e não conseguiu empolgar as arquibancadas no início. Mas cerca de 15 minutos depois, com a entrada da bateria, o público estimado em 28 mil pessoas esquentou um pouco. Destaque para o sucesso do primeiro carro alegórico, uma esfinge cercada de gordinhos. Nas fantasias, amarelo e dourado, apesar de as cores da IMPERADOR serem o branco e o azul.
O prefeito GILBERTO KASSAB chegou ao sambódromo pouco antes do início do desfile e foi vaiado ao ter a presença anunciada. KASSAB não quis comentar a manifestação. Preferiu exaltar a festa paulistana. KASSAB surpreendeu ao usar um button na camisa com os dizeres SÃO PAULO, CIDADE LIMPA, numa alusão ao projeto que proíbe os outdoors. A X-9 entrou na avenida à 0:30 hora, com um enredo sobre cores e tintas. A comissão de frente tinha bailarinas evoluindo na ponta do pé.

Um dos monumentos da PRAÇA DA SÉ foi pichado na madrugada, 22 dias após a inauguração das obras de revitalização local. Em duas faces da escultura de madeira, sem placa de identificação, foram feitos riscos brancos em forma de letras e desenhos, com material que parece ser giz.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA fez hoje, em SÃO PAULO, um discurso inflamado contra a redução da maioridade penal, que voltou a ser discutida após o assassinato do garoto JOÃO HÉLIO FERNANDES. “Eu fico imaginando que, se a gente aceitar a diminuição da idade para 16 anos, amanhã estarão pedindo para 15, depois para 9, depois para 10 (sic), quem sabe algum dia queiram punir até um feto se já soubermos o que vai acontecer no futuro”, disse LULA. Ele acrescentou que é em momentos como este que a razão deve prevalecer”.

2 008      :       -      SÁBADO
O horário de verão termina à meia-noite de hoje e todos os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser atrasados em uma hora, voltando às 23 horas.

Página A3 de “O ESTADO DE SÃO PAULO”
A PM E SEUS BANDIDOS
É, realmente, de estarrecer, o que vem sendo revelado sobre o conhecimento que tinha o comando da Polícia Militar de São Paulo a respeito das ameaças que sofriam os oficiais da zona norte, desde que foram abertos 56 processos de demissão de policiais do 18º Batalhão. A cúpula da PM sabia desse crime – ameaça é crime expressamente capitulado na legislação penal – mas só resolveu afastar das unidades os policiais suspeitos de envolvimento em chacinas e achaques a traficantes da região, depois do fuzilamento do coronel JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES.
Chefe do policiamento na zona norte, HERMÍNIO foi assassinado em 16 de janeiro. Três PMs do 18º Batalhão foram presos logo após o crime e o comando afastou outros 20 policiais de quatro batalhões. Não é possível, evidentemente, afirmar que o CORONEL HERMÍNIO teria escapado da “execução” se o comando da PM tivesse feito as prisões e afastamentos antes do que fez. Mas permanece o fato de que os suspeitos não tiveram seus passos tolhidos preventivamente, o que no mínimo dificultaria sua capacidade de articulação criminosa.
Veja-se como se chegou à tragédia: a decisão de “pôr ordem” no 18º Batalhão, considerado o núcleo de um grupo de extermínio, foi tomada pelo TENENTE-CORONEL PM JOÃO OSÓRIO GIMENEZ GERMANO, na ocasião – primeiro semestre do ano passado – comandante daquela unidade. GERMANO teria contado aos colegas que havia “polícia-bandido” no batalhão. Iniciados os processos de demissão, começaram a chegar, por telefone, as ameaças ao TENENTE-CORONEL PM GIMENEZ GERMANO. Este recorreu ao CORONEL PM HERMÍNIO,  seu superior, que, entendendo a gravidade da situação, levou o colega ao chefe da Corregedoria da PM. Depois, HERMÍNIO e GERMANO pediram ajuda ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Os apelos à Corregedoria e à Polícia Civil não surtiram efeito. A única providência tomada foi a transferência do CORONEL PM GERMANO para o comando do 49ºBatalhão, em JUNDIAÍ.
Em janeiro foi a vez do TENENTE-CORONEL PM JOSÉ LUIZ SANCHEZ VERARDINO, do 5º Batalhão, também na zona norte, ser jurado de morte. Um major do batalhão fez um documento, relatando as ameaças ao seu superior, e o enviou ao TENENTE-CORONEL PM CARLOS JOSÉ DA VEIGA, comandante interino da zona norte. Suspeita-se que o mesmo grupo que jurou matar VERARDINO tenha ameaçado um capitão – como informa o repórter MARCELO GODOY em nossa edição de quinta-feira. No dia 16, o CORONEL PM HERMÍNIO foi assassinado.
A pedido da promotora ELIANA PASSARELLI, da Justiça Militar, está sendo aberto um Inquérito Policial Militar para investigar a morte do CORONEL PM JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES, porque tudo indica que o crime foi praticado por militares. A promotora quer que se investigue tanto o homicídio quanto as ameaças feitas aos outros oficiais.
O que causa a maior apreensão, nessa guerra da Polícia Militar com seus próprios bandidos internos, é que nem de longe a corporação policial está levando vantagem. Muito pelo contrário, os afastados para outros batalhões, alegadamente em benefício da própria segurança, são aqueles oficiais de que alguma forma se empenharam em dar combate aos “policiais-bandidos”. Ao que consta, o coronel assassinado investigava um casal de policiais do 18º Batalhão que explorava linhas de lotação na zona norte. Os dois agora estão presos por tentativa de homicídio e extorsão contra um perueiro. Ao receber ordem de prisão, o PM atirou três vezes contra policiais do 9º Batalhão. Segundo o Ministério Público o patrimônio do casal é incompatível com o salário pago pela corporação: os dois têm pelo menos seis veículos, custando cada van cerca de R$90 mil – enquanto o salário inicial de um cabo é de R$2.280,00 mensais e, de um soldado, R$2.200,00.
Essa, ao que tudo indica, é a ponta do iceberg. Há, portanto, que se analisar se o comando da Polícia Militar está fazendo tudo a seu alcance para livrar a corporação, cirurgicamente, da sua “banda podre” –deixando assim de estar sob a pressão de seus bandidos internos. Nem é preciso afirmar que essa deve ser a prioridade número um da Segurança Pública do Estado, pois, se submetida a bandidos que nela se abrigam, corporação policial alguma terá condições de combater os outros bandidos.

Já o caderno METRÓPOLE traz em sua capa: FOTOS MOSTRAM QUE MATADORES DO 18 EXECUTARAM 2 PARA ENCOBRIR CHACINA. PMs DO 18º Batalhão acusaram amigos por triplo homicídio, mas eles tinham sido presos horas antes do crime.
Pouco antes de morrer, em 24 de maio de 2007, o pintor CHARLES WÁGNER FELÍCIO, de 32 anos, usou um celular para denunciar seus algozes. Tirou duas fotos – uma dele mesmo, às 16:51 horas, e a outra, às 16:52 horas, do amigo, CLEITON DE SOUZA, de 25 – e guardou o celular na cueca. Nas imagens, ambos estão no banco traseiro de um carro, ao lado do que parece ser uma BLAZER, como as da Força Tática da Polícia Militar. Quatros horas depois, CHARLES e CLEITON apareceram mortos. Na versão dos PMs do 18º Batalhão, os amigos praticaram uma chacina, resistiram à prisão e morreram no tiroteio. Mas o crime do qual eles foram acusados aconteceu bem depois da sua prisão: às 20:10 horas.
A Polícia Civil desconfia que tudo não passou de um teatro, uma farsa montada para encobrir os verdadeiros autores da chacina: os Matadores do 18. Os PMs acusaram CHARLES e CLEITON de abrirem fogo num bar da Avenida PINHEIRINHO D´ÁGUA, no JARAGUÁ, zona norte, matando três pessoas e deixando uma ferida. Na versão dos policiais, os  dois estavam num CORSA prata quando atiraram nas vítimas. Os homens da Força Tática disseram que estavam passando pelo lugar, ouviram os tiros e iniciaram a perseguição.
CHARLES tinha saído da cadeia 3 anos antes, depois de cumprir 13 anos de reclusão por tráfico de drogas. CLEITON, condenado por roubo, estava em liberdade condicional. Os PMs não sabiam que, horas antes da chacina, CHARLES tinha tirado as fotos. Nem que uma testemunha viu quando policiais do 18º Batalhão prenderam CHARLES e CLEITON. Era MARICLEIDE DA SILVA FELÍCIO, de 32 anos, mulher de CHARLES. Ouvida na apuração do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e da Corregedoria da PM, ela afirmou que a prisão aconteceu por volta das 15:30 horas.
MARICLEIDE disse que tinha saído com CLEITON, o marido e a filha de 6 anos no CORSA – registrado em nome de CHARLES – atrás de uma assistência técnica para consertar um microondas. Os quatro circularam por PERUS, onde a família morava, e seguiram para a FREGUESIA DO Ó. Acharam uma loja na Avenida RAIMUNDO PEREIRA DE MAGALHÃES. MARICLEIDE e a filha desceram do carro para perguntar se na loja consertavam microondas. CHARLES e CLEITON ficaram no CORSA. Foi quando os PMs chegaram.

Recluso durante toda esta semana, parece que vai melhorando o local da operação. Mas os quatorze pontos deixam um aspecto horrível no rosto. Procuro evitar o sol. Passo uma loção de proteção solar e cumpro as determinações do médico. Ao mesmo tempo, o descanso é salutar. Não tenho grandes notícias da Sociedade e talvez não faça falta na organização. Termino hoje o livro “13-15 de fevereiro de 2008”. 

DIÁRIO OFICIAL DE 16 DE FEVEREIRO DE 2008
PROMOÇÕES A CORONEL PM:
OS TENENTES-CORONÉIS
FRANCISCO LOZZI DA COSTA, do 18º BPM/I
ADEMIR GERVÁSIO MOREIRA, do PM-3
MARCO ANTÔNIO ALVES MIGUEL, do 9º BPM/I

CLASSIFICAÇÕES:
CORONEL PM FRANCISCO LOZZI DA COSTA no CPI-2
CORONEL PM ADEMIR GERVÁSIO MOREIRA no CPAM-3
CORONEL PM MARCO ANTÔNIO ALVES MIGUEL no CPI-3

TRANSFERÊNCIAS DE CORONEL PM:
CORONEL PM ALAOR JOSÉ GASPAROTO, do CPAM-5 para o CPI-9
CORONEL PM CELSO PINHATA JÚNIOR, do CPI-2 para o CPAM-5.
Transferindo, por conveniência do serviço:
o Ten Cel PM 90279-9 Carlos Sandes Pimentel, do CSM/MSubs, para o 42º BPM/I; o Ten Cel PM 90457-A Jair Paulo Guetz,do 42º BPM/I, para o 18º BPM/I; o Ten Cel PM 771234-A Emerson Luiz Justus, do 33º BPM/I, para o CSM/M Subs; o Ten  Cel PM 771280-4 José Galan Francês, do 25º BPM/I, para o 33º BPM/I; o Maj PM 91930-6 Antônio Ferraz dos Santos, do 34º BPM/M, para o 43º BPM/M; o Maj PM 771290-1 Robson Hilsdorf Lima, do 13º BPM/M, para o 14º BPM/M; o Maj PM 780479-2 Ricardo da Rocha Bortoletto, do 43º BPM/M, para a APMTJ, a contar de 11/2/08; o Maj PM 790109-7 Gerson Lima de Miranda, do 28º BPM/M, para o 11º BPM/M; o Maj PM 790556-4 Armando Reis Filho, ao 11º BPM/M, para o 13º BPM/M; o Maj PM 780475-0 Marco Antônio Procópio da Silva, da APMTJ, para o 36º BPM/M, a contar de 30/1/08.
Passando à condição de adido
por conveniência do serviço como se efetivo fosse: o Ten Cel PM 90457-A Jair Paulo Guetz, do 42º BPM/I, ao CPI-8, no período de 2/12/07 a 4/1/08; o Maj PM 790800-8 David Resende de Oliveira, do CPA/M-11, ao 21º BPM/M, no período de 18 a 31/12/07; o Maj PM 790906-3 Fernando Antonio de Oliveira Melo, do 6º BPM/I, ao 45º BPM/I, no período de 5 a 19/12/07; o Maj PM 793481-5 Eduilio José Garcia Filho, do 36º BPM/I, ao 24º BPM/I, no período de 18/12/07 a 17/1/08; o Maj PM 810313-5 Leônidas Pantaleão de Santana, do CPI-1, ao 1º BPM/I, no período de 7 a 31/1/08; o Maj PM 822275-4 Ademar Fernando Belloti, do 40º BPM/I, ao 22º BPM/I, no período de 17 a 28/1/08; o Maj PM 822349-1 José Giffoni Fonseca, do CPI-1, ao 23º BPM/I, no período de 5/11 a 4/12/07; o Maj PM 822426-9 Wellington Luiz Dorin Venezian, do 4º BPM/I, ao 27º BPM/I, no período de 2/1 a 16/1/08; o Maj Fem PM 880977-5 Marli Rossi Silva dos Reis, do 15º BPM/I, ao 3º BPM/I, no período de 17/12/07 a 15/1/08, e ao 51º BPM/I, no período de 21/1 a 4/2/08. por conveniência do serviço: o Ten Cel PM 772928-6 Marco Antônio Borges Monteiro, do 23º BPM/I, no EM/E, no período de 2/1 a 31/3/08, a fim de compor Conselho Permanente de Justiça no TJMESP; o Ten Cel PM 790486-0 Antonio de Mello Belucci, do 44º BPM/M, no EM/E, no período de 2/1 a 31/3/08, a fim de compor Conselho Permanente de Justiça no TJMESP; o Maj PM 801107-9 José Luiz de Souza, do 18º BPM/M, no EM/E, no período de 1/2 a 31/3/08, a fim de compor Conselho Permanente de Justiça no TJMESP; o Maj PM 801108-7 Josué Filemom Ribeiro Pereira, do CPI-8, à DP, no período de 7 a 31/1/08; o Maj PM 801120-6 Adalberto João Sbrana, do 7º BPM/I, no EM/E, no período de 2/1 a 31/3/08, a fim de compor Conselho Permanente de Justiça no TJMESP.
Apostila do Secretário, de 15-2-2008
Anulando a publicação contida no D.O. de 29/12/07, Seção II, na parte referente à classificação, em face de promoção, do então Maj QAOPM 801439-6 Silvio Purificação, no EM/E – Assist. Adm., quando o passou a condição de adido ao CPC, posto que no D.O. de 27/12/07, Seção II, ocorreu a publicação de sua passagem para a inatividade a pedido.

Hoje à tarde, em RIBEIRÃO PRETO, O PALMEIRAS goleou o JUVENTUS por 4 a 0. Numa tarde, onde tudo deu certo, LUXEMBURGO comemorou a boa apresentação dos meias DIEGO SOUZA e VALDIVIA, o apoio total dos laterais LEANDRO e ELDER GRANJA, o oportunismo do artilheiro ALEX MINEIRO e a segurança do goleiro MARCOS.

A PONTE PRETA mostrou sua força, hoje, ao vencer o GUARATINGUETÁ por 3 a 0, na casa do adversário, e tirar do rival a liderança do CAMPEONATO PAULISTA. Com o resultado, o time de CAMPINAS quebrou uma série de sete vitórias consecutivas da equipe do VALE DO PARAÍBA, que até então só havia perdido para o SÃO PAULO na estréia do Estadual.

A polícia prendeu hoje quatro policiais militares do 18º Batalhão da PM, suspeitos de assassinar os dois ex-presidiários CHARLES WÁGNER FELÍCIO e CLEITON DE SOUZA. Ambos foram acusados pelos PMs de serem os autores de uma chacina com três mortos. No entanto, o triplo homicídio teria ocorrido horas depois da morte da dupla, no dia 24 de maio do ano passado, em um bar no JARAGUÁ, na zona norte.
O DHPP investiga a relação dos PMs com outras chacinas ocorridas na capital e também com a morte do CORONEL PM JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES, que investigava a possível existência de grupos de extermínio no batalhão.
O SARGENTO PM JOSÉ RIVANILDO DA SILVA SÁ e os soldados RICARGO GONÇALVES DE MORAES, LUZINARO MOREIRA DO NASCIMENTO e ELIABE ANTÔNIO DE MELO, na época da chacina, contaram que ouviram tiros próximo ao bar onde aconteceu o crime e saíram em perseguição de CHARLES e CLEITON, que fugiam em um CORSA prata. Os dois teriam resistido com tiros à abordagem da PM, que teria revidado, matando os bandidos.
A versão, porém, começou a cair por terra com o surgimento do celular de CHARLES, que tirou foto dele mesmo e do colega CLEITON dentro de um carro que seria o CORSA prata. As fotos foram tiradas por volta das 16 horas, e a chacina aconteceu às 20:10 horas. A viúva de CHARLES, MARICLEIDE DA SILVA FELÍCIO, contou à polícia que viu seu marido sendo preso às 15:30 horas pelos policiais detidos hoje. Segundo ela, dois policiais entraram no CORSA e outros dois seguiram em uma viatura da PM. Os policiais teriam matado os ex-presidiários e inventado a perseguição para encobrir o crime.

Futuro cartão postal da capital, a PONTE ESTAIADA OCTÁVIO FRIAS DE OLIVEIRA, que passa sobre o Rio PINHEIROS, no MORUMBI, zona oeste, é considerada um prodígio de engenharia. A tecnologia empregada na obra, que utiliza cabos de aço para sustentação – conhecidos como estais – não tem paralelo na AMÉRICA LATINA.
A construção será um dos pontos mais altos de SÃO PAULO, mas, mesmo antes da inauguração, prevista para o final de março, já divide opiniões e cria polêmica entre os urbanistas.
Há quem defenda a construção devido às melhorias que trará ao trânsito. “Ela interligará a Avenida JORNALISTA ROBERTO MARINHO e a MARGINAL PINHEIROS, desafogando o tráfego local”, diz NORBERTO DURAN, gerente de Obras da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB).
Do outro lado do debate, especialistas alegam que o alto valor da ponte, de 233 milhões de reais, poderia ser melhor distribuído com a criação de áreas de lazer e de casas populares naquela região.

O filme “TROPA DE ELITE”, do diretor JOSÉ PADILHA, ganhou o URSO DE OURO de melhor filme no FESTIVAL DE BERLIM, na ALEMANHA, em cerimônia realizada hoje.
O prêmio é considerado um dos principais na área cinematográfica. Antes de “TROPA DE ELITE”, o único filme brasileiro que havia conquistado a estatueta no festival foi “CENTRAL DO BRASIL”, de WÁLTER SALLES, há dez anos.

Dois atentados com carros-bomba deixaram hoje pelo menos 39 mortos no PAQUISTÃO. Os ataques – um deles contra partidários da ex-premiê assassinada BENAZIR BHUTTO – ampliam o clima de tensão no país, às vésperas das decisivas eleições parlamentares de segunda-feira, dia 18.
No pior atentado, 37 pessoas morreram na cidade de PARACHINAR, na área tribal de KURRAM, no noroeste do PAQUISTÃO, quando um terrorista suicida lançou o carro cheio de explosivos contra a sede do comitê eleitoral de um candidato apoiado pelo Partido Popular do PAQUISTÃO (PPP), de BENAZIR. No momento da explosão, o local estava cheio de partidários do PPP, que acabavam de voltar de um comício. Pelo menos 98 pessoas ficaram feridas no ataque, que é mais um golpe para o partido, que perdeu BENAZIR num atentado em 27 de dezembro.
No outro atentado, pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas em SAIDU SHARIF, também no noroeste do país, quando outro terrorista explodiu o carro onde estava perto de um centro de imprensa do Exército.

O tribunal estadual de CHICAGO declarou morto o aventureiro milionário STEVE FOSSETT, desaparecido há cinco meses. FOSSETT nunca mais apareceu depois de ter partido, em 3 de setembro, para um vôo solo sobre o Deserto de NEVADA. O juiz JEFFREY MALAK proferiu a sentença após acatar uma petição de PEGGY, mulher do aventureiro.

MICHAEL SEIFERD, de 83 anos, antigo membro da SS NAZISTA, foi condenado, na ITÁLIA, à prisão perpétua por crimes de guerra. A sentença foi proferida poucas horas após o desembarque do prisioneiro no país – SEIFERD foi extraditado do CANADÁ, onde vivia. Ele deve cumprir a pena em uma prisão perto da cidade de NÁPOLES. 

2 009      :    -    SEGUNDA-FEIRA
Com a alta do JOSÉ, recuperando-se da operação que sofreu na coluna, LUCINDA está bem mais tranqüila. Passou dias atormentada pela doença do irmão, principalmente porque achou que era a causadora do estado grave do JOSÉ, internado no hospital CARLOS CHAGAS. Com sua tranqüilidade, também nós sentimo-nos mais aliviados.
Um único problema ainda causa problema: a infiltração de água da chuva no cômodo do meio da casa onde está instalada a HEMEROTECA VENTURA. Isso tem origem na laje do vizinho. LUCINDA conversa com a proprietária dessa residência que se compromete a sanar essa situação.
Assumira um compromisso com o oficial que está cuidando do PROJETO OSÓRIO. O local onde está instalada a administração do projeto sofre com os viciados em drogas e precisa ser preservado pela polícia militar. Converso com o síndico do prédio a fim de que seja feito um documento para o comandante da área centro. Fica sob a minha responsabilidade entrega-lo ao CORONEL PM CAMILO, Comandante do CPA/M-1.
Também tenho de arrumar as fotos de meu tempo de aluno-oficial para serem inseridas no DVD que o PM ALMEIDA está organizando por ocasião da recepção aos novos-alunos, em 13 de fevereiro.
Chego tarde na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONEL MENDES já passara pelo MMDC e estranhou a minha demora. As obras estão chegando a uma situação de grande transformação no prédio. O TENENTE-CORONEL PM BORTOLETO, da Assistência Militar do Tribunal de Justiça, telefona-me para dizer que o presidente do TJ está interessado em mobiliar a Sociedade, tão logo estejam concluídas as obras. Faço uma ligação telefônica para o MENDES a fim de colocá-lo a par dessa resolução do presidente do TJ. Precisamos de uma pessoa que entenda de decoração.
Diz o CORONEL MENDES que o GINO passou pela dermatologista, que é sua filha, a fim de extrair uma “verruga” numa das mãos, além de um tratamento na pele. Não poderá vir à Sociedade nesta segunda-feira. 
Pela Internet recebo essas mensagens:
Crônica de nosso Irmão e amigo Cel Res PM Alaor Brandão, em homenagem ao Cel Res PM José Luiz Mesquita Prado, falecido no final de semana:
QUANDO SE VAI UM AMIGO
Quando se vai um amigo, é difícil até pensar...
Quando se vai um amigo, o que fica são as lembranças...
Quando se vai um amigo, voltamos  no tempo. Recordamo-nos dos longos papos no saguão da Escola de Oficiais, perdendo horas preciosas de sono, mas tentando modificar e melhorar o mundo, na inocente esperança dos jovens idealistas.
Quando se vai um amigo, vem-nos à lembrança  as aventuras vividas em conjunto com ele. Não nos esquecemos do programa de televisão, da  quase punição, nem de nossa vitória.
Quando se vai um amigo lembramo-nos das horas terríveis e Das vicissitudes que enfrentamos, e que sempre estivemos lado a lado.
Quando se vai um amigo percebemos quão difícil é existir uma pessoa com quem trocar idéias, ainda que seja pelos atuais meios eletrônicos.
Quando se vai um amigo, parte de nós mesmos se vai também, numa curiosa e atroz matemática em que a parte se confunde por vezes com o todo.
Quando se vai um amigo, o desejo é que seja para  paragens  melhores que esta existência efêmera e áspera.
Quando se vai um amigo, oramos para que o Ente Superior o receba com a mesma dignidade com que ele sempre viveu.
Quando se vai um amigo, espera-se que onde estiver lhe seja dada a oportunidade de revelar sua inteligência e seu bom senso.
Quando se vai um amigo, e tangem os sinos em funeral, não é por ele que eles tocam, mas sim por todos nós. O funeral é triste para os que aqui ficam  amargando a ausência daquele que foi leal e companheiro por mais de cinco décadas.
Quando se vai um amigo como o José Luiz Mesquita Prado, só nos resta lamentar a lógica do Universo, que nos faz ter amizades e as desfaz como se tudo não passasse de uma névoa... 
DALITS
SAIBA MAIS SOBRE QUEM SÃO OS DALITS, ASSUNTO TRATADO NA NOVELA OS CAMINHOS DA INDIA DA REDE GLOBO.
QUEM SÃO OS DALITS ???
Poucas pessoas no mundo tem experimentado um nível de abuso e pobreza como os 300 milhões de Dalits ou "intocáveis" da Índia. Por 3.000 anos eles tem vivido num ciclo de discrimação e desespero sem esperança de escape. Para os Dalits, dor e sofrimento são parte da vida. Eles estão presos a um sistema de castas que nega a eles adequada educação, água potável, empregos com decente pagamento e o direito à terra ou à casa própria. A cada duas horas Dalits são assaltados e duas casas de Dalits são queimadas. A cada dia, dois Dalits são assassinados. Discriminados e oprimidos, Dalits são freqüentemente vítimas de violentos crimes. Em 15 de Outubro no Estado de Haryana, cinco jovens Dalits foram linchados por uma multidão por tirarem a pele de uma vaca morta, da qual eles tinham legal direito para fazer. A Polícia, segundo consta, ficou parada sem nada fazer e permitiu que a violência continuasse. Em 1999, vinte e três trabalhadores agrícolas Dalits (incluindo mulheres e crianças) foram assassinados por seguranças particulares de um fazendeiro de alta-casta. O crime deles? Ouvir a um partido político local com considerações que ameaçavam o domínio do fazendeiro sobre Dalits locais como mão de obra barata.
Embora leis contra a descriminação de castas tenham sido aprovadas, a discriminação continua e pouco é feito para processar os acusados. Em anos recentes, porém, tem havido um crescente desejo por liberdade entre os Dalits e castas baixas hindus. Líderes como Ram Raj tem vindo a frente exigindo justiça e liberdade da escravidão das castas e da perseguição. Um detalhada "Carta dos Direitos Humanos dos Dalits" foi redigida com apelos para a Comunidade Internacional e para a ONU, na esperança que isto colocaria um pressão positiva sobre o Governo Indiano. Mas pouco tem mudado - até recentemente.
Em Outubro de 2001, líderes Dalits se encontram com 740 líderes cristãos na Índia em uma histórica reunião. Pela graça de Deus, os líderes Dalits reconheceram que a verdadeira esperança e liberdade para seu povo não será encontrada numa revolução social, mas em uma nova crença. Eles concordaram em permitir que as pessoas sigam a Cristo, se estas pessoas decidirem por isso. Os líderes cristãos, em troca, se comprometeram ajudar esse movimento em massa, apesar dos riscos envolvidos.
Originalmente, alguns anos atrás, o líder Dalit (especificamente Ram Raj e outros) tinham se encontrado com certos cristãos na Índia que tinham recusado aceitar este esmagador número de pessoas em suas igrejas. Desencorajado, os líderes Dalits, como o líder Dr. Ambedkar então se converteram ao Budismo. Pela graça de Deus, a porta está agora aberta para milhões experimentarem esperança e verdadeira liberdade através de nosso Senhor.
Fatos sobre os Dalits:
 A cada dia, três mulheres Dalits são estrupadas
 Crianças Dalits são freqüentemente forçadas a sentarem de costas nas suas salas de aula, ou mesmo fora da sala;
 A cada hora, duas casas de Dalits são queimadas;
 A maioria das pessoas das castas altas evita terem Dalits preparando a sua comida, por medo de se tornarem imundos;
 A cada hora, dois Dalits são assaltados.
 Em muitas partes da Índia, Dalits não são permitidos entrar nos templos e outros lugares religiosos;
 66% são analfabetos;
 A taxa de mortalidade infantil é perto de 10%;
 A 70% é negado o direito de adorarem em templos locais;
 57% das crianças Dalits abaixo da idade de quarto anos estão muito abaixo do peso;
 300 milhões de Dalits vivem em Índia;
 60 milhões de Dalits são explorados através do trabalho forçado;
 A maioria dos Dalits é proibida de beber da mesma água que os de castas mais altas.
300 milhões de Dalits estão escravizados e sem esperança debaixo do julgo do hinduísmo.

Em campo, o clássico SÃO PAULO x CORINTHIANS terminou empatado por  1 a 1 no domingo. Mas o duelo de bastidores que já havia começado antes da partida, num bate-boca inflamado entre as duas diretorias, continuou hoje, um dia após a confusão entre torcedores corintianos e a Polícia Militar que deixou pelo menos 21 feridos e destruição em alguns setores do MORUMBI. A diretoria corintiana culpou o adversário. “Bombas caseiras lançadas do estacionamento privativo dos sócios do SÃO PAULO detonaram um processo de pânico, agravado pelo clima de animosidade criado pela decisão equivocada de limitar (a 10% da capacidade total do estádio) nosso acesso ao MORUMBI”, diz nota oficial colocada no site do clube. “O CORINTHIANS se solidariza com seus torcedores vitimados, verdadeiros mártires da arrogância e incompetência de adversários que nos tratam como inimigos”.

Vítima de violência entre torcidas rivais, o corpo de LUCAS ANASTÁCIO BATISTA MARCELINO, de 20 anos, foi enterrado hoje, em BELO HORIZONTE. O cabeleireiro, que era torcedor do ATLÉTICO MINEIRO, foi atingido no pescoço ontem por disparos feitos por um torcedor do CRUZEIRO antes do clássico entre as equipes pelo Campeonato Mineiro. O sepultamento do cabeleireiro atleticano ocorreu debaixo de grande comoção e revolta no Cemitério da Saudade.

Dois entram, um sai. A formação do novo paredão do BIG BROTHER BRASIL 9 – com MIRLA (indicada pela líder MILENA), EMANUEL (apontado por MAX no BIG FONE) e ANA CAROLINA (segunda mais votada) – ontem, coincidiu com a entrada na Casa dos dois participantes antes confinados atrás do vidro, MAÍRA e ANDRÉ. Com isso, os brothers esperam ansiosos pelo anúncio do eliminado, amanhã à noite, para traçar novas estratégias de jogo já que, agora, precisam encarar mais dois rivais. E são dois rivais pouco conhecidos, amparados pela vantagem de terem entrado após o início do reality, já analisando pela TV o jeito de jogar de cada participante.
MIRLA já encarou um paredão antes do de amanhã, mas não está entre os favoritos a deixar a disputa. Mesmo assim, já começa a entregar os pontos. “Eu tenho medo de entrar em depressão aqui”, disse a advogada ao colega RALF, hoje pela manhã.   

Silêncio e a divulgação de uma nota que trata como mero “desabafo” as acusações feitas pelo senador JARBAS VASCONCELOS. Essa foi a receita da cúpula do PMDB, acusada de corrupta e fisiológica pelo parlamentar pernambucano, para abafar a crise dentro do Partido. Principais alvos de JARBAS, o presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, e o líder do PMDB na Casa, RENAN CALHEIROS, avisaram hoje logo cedo que não comentariam o assunto. A única manifestação veio da Executiva Nacional do PMDB, em nota de apenas oito linhas. Nela, o partido declara que “não dará maior atenção” às declarações do senador, dadas em entrevista à revista VEJA desta semana, por causa da “generalidade das acusações”. A direção nacional preferiu qualificar como mero “desabafo” as afirmações do peemedebista.
Apesar da revolta de alguns deputados com as declarações do senador – de que a maioria do PMDB “quer mesmo é corrupção” – o presidente do partido e da Câmara, MICHEL TEMER, decidiu abafar o assunto para evitar mais desgaste. Na nota e mais tarde em entrevista, TEMER disse que as alegações são genéricas e o partido não dará maior atenção ao fato.

Em sua primeira viagem oficial, a secretária de Estado americana, HILLARY CLINTON, chegou hoje ao JAPÃO, onde afirmou que a aliança entre EUA e TÓQUIO continua sendo a “pedra angular” da segurança na região. Do JAPÃO, ela partirá na quarta-feira, dia 18, para a INDONÉSIA, segue para a CORÉIA DO SUL e completa seu giro pela ÁSIA com uma visita à CHINA, do dia 20 (sexta-feira) a 22 (domingo).
Com a viagem, HILLARY pretende acalmar os aliados que vêem com ceticismo a política americana com relação à CORÉIA DO NORTE e estabelecer o tom do governo de BARACK OBAMA para as relações PEQUIM. “Vim à ÁSIA para mostrar que as relações dos EUA com o outro lado do PACÍFICO são indispensáveis para responder aos desafios do século XXI”, afirmou.

Dois submarinos nucleares da GRÃ-BRETANHA e da FRANÇA em missões distintas no OCEANO ATLÂNTICO chocaram-se no início do mês sem deixar vítimas ou causar um vazamento de radioatividade, reconheceram hoje autoridades dos dois países. O incidente, divulgado pelo jornal britânico THE SUN, reacendeu o debate sobre a segurança de transportar mísseis balísticos no fundo do mar.

Pelo menos 30 pessoas morreram hoje no PAQUISTÃO depois que um avião não-tripulado dos EUA disparou um míssil contra uma casa supostamente usada pelo TALEBAN em KURRAM, fronteira com o AFEGANISTÃO. O ataque – o quarto desde a eleição do presidente BARACK OBAMA – ocorreu após ISLAMABAD firmar uma trégua de dez dias com insurgentes, em troca da vigência de leis islâmicas em partes do país.

Pelo menos 19 imigrantes marroquinos morreram e 3 desapareceram hoje, quando o bote que usavam para tentar chegar ilegalmente à ESPANHA naufragou perto das ILHAS CANÁRIAS. Outras seis pessoas foram resgatadas por moradores da ilha. Equipes de resgate espanholas recolheram os corpos das vítimas. Entre elas, estava o de uma menina de 8 anos. Os sobreviventes serão repatriados.

Habituada a classificar sua história com números ordinais – “4ª, 5ª República” – a VENEZUELA amanheceu hoje sob um novo título: tem início o “3º ciclo da revolução bolivariana”, informou ontem à noite o presidente HUGO CHÁVEZ, em seu discurso da vitória do referendo que estabelece a reeleição ilimitada. CHÁVEZ organiza a história recente em ciclo de dez anos. O próximo já pressupõe sua quarta eleição em 2012 (ele se elegeu em 1998, em 2000 e em 2006).   

2 010     :         -        TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL
Também é uma data de temperatura superior a 30 graus. Passo uma manhã lendo o correio eletrônico e mantendo contato virtual com uma plêiade enorme de amigos que a Internet proporciona:
RECEBI ESTA MENSAGEM EM 16 DE FEVEREIRO DE 2010 E ME SINTO NA OBRIGAÇÃO DE TRANSMITI-LA AOS MEUS AMIGOS (AS) POIS SEI QUE MUITOS AINDA NÃO SE CONSCIENTIZARAM DO PERIGO QUE ESTAMOS CORRENDO:
Sei que muitos dos meus contatos não irão ler todo o e-mail por achá-lo muito extenso. No entanto, seria bom que o fizessem. Não podemos ignorar ou fingir ignorar o que se passa no Brasil e o rumo perigoso que as coisas estão tomando.
Sovietização em marcha....
A coisa ta pra lá de perigosa!!! Trabalhamos, pagamos Impostos para entregar de mão beijada nossos Bens só por que eles querem privilegiar a canalhada? E quem nos defende? 
O SUPOSTO DECRETO DOS DIREITOS HUMANOS PREGA UM GOLPE NA JUSTIÇA, E EXTINGUE A PROPRIEDADE PRIVADA NO CAMPO E NAS CIDADES. ESTÁ NO TEXTO. BASTA LER!!!
Quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 | 6:15
Luiz Inácio Lula da Silva - sim, “O Cara” - resolveu fazer a sua própria Constituição. Ele assinou um decreto que tem o fedor de um golpe de estado branco. E não falta ao texto nem mesmo o AI-5 do lulo-petismo. Está anunciando uma espécie de programa de governo de Dilma Rousseff. Explico com um pouquinho de história.
O Regime Militar instituído em 1964 foi mais explícito e mais modesto. Por intermédio do Ato Institucional nº. 4, concedeu ao Congresso - já expurgado dos “indesejáveis” - poderes constituintes e “cobrou” uma nova Constituição, que entrou em vigor em março de 1967. Seu objetivo era institucionalizar os marcos da “revolução”. Em 13 de dezembro do ano seguinte, viria o famigerado AI-5. Juntado à Carta, ele suspendia, a depender da vontade do governo, algumas garantias que ela própria, embora autoritária, assegurava. Lula preferiu fazer a sua “miniconstituinte” por meio de um decreto. Refiro-me àquela estrovenga chamada Programa Nacional dos Direitos Humanos (o nome é pura “novilíngua” orwelliana), consubstanciado no decreto nº. 7.037, de 21 de dezembro de 2009. É aquela peça tramada por Dilma Rousseff, Franklin Martins, Paulo Vannuchi e Tarso Genro, sob as bênçãos de Lula, que tenta revogar a Lei da Anistia e que gerou uma crise militar.
Ocorre meus caros, que esse dado do decreto, acreditem! Está longe de ser a sua pior parte. A íntegra do documento está aqui. Vazado numa linguagem militante, que manda o saber jurídico às favas em benefício do mais escancarado, chulo e asqueroso proselitismo; o texto busca cantar as glórias do “novo regime” - o lulo-petismo -, tenta institucionalizar a patrulha ideológica no país como matéria de formação da cidadania, extingue o direito de propriedade e, POR QUE NÃO, NO MELHOR MODELO CHAVISTA, CRIA UM OUTRO PODER ACIMA DA JUSTIÇA. Os direitos humanos, assim são apenas aparências civilizada de um claro, óbvio e insofismável esbulho constitucional.
É PRECISO QUE SE DIGA COM CLAREZA:
O DECRETO 7.037 É UM CONVITE À INSTITUCIONALI-ZAÇÃO DE UMA ESPÉCIE DE “ESTADO NOVO LULISTA” - OU DE DITADURA DOS COMPANHEIROS.
E NÃO É ASSIM PORQUE EU QUERO. É ASSIM PORQUE ASSIM ESTÁ NO TEXTO.
O decreto tem todas as características da ação solerte, traiçoeira. Foi redigido para enganar, para burlar as regras do estado democrático. Está cheio de cartas na manga, de malandragens, de vigarices intelectuais. Em modestos 6.465 caracteres, quase nada, ele “Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 - e dá outras providências”. Ocorre que tudo deve ser feito de acordo com o que está no “anexo”. E é lá que mora o perigo. Em extensíssimos 185.142 caracteres, a mistificação dá as mãos à ilegalidade para deixar registrado em papel o “golpe lulista”. Muito já se falou sobre a revisão da Lei da Anistia. Não que o documento toque no assunto. Trapaceiro, especifica na “Diretriz 25″:
Modernização da legislação relacionada com promoção do direito à memória e à verdade, fortalecendo a democracia.
Objetivo Estratégico I:
Suprimir do ordenamento jurídico brasileiro, eventuais normas remanescentes de períodos de exceção que afrontem os compromissos internacionais e os preceitos constitucionais sobre Direitos Humanos.
Ações Programáticas:
a)        Criar grupo de trabalho para acompanhar, discutir e articular, com o Congresso Nacional, iniciativas de legislação propondo:
- revogação de leis remanescentes do período 1964-1985, que sejam contrárias à garantia dos Direitos Humanos ou tenham dado sustentação a graves violações;
- revisão de propostas legislativas, envolvendo retrocessos na garantia dos Direitos Humanos em geral e no direito à memória e à verdade.
Responsáveis:
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Justiça; Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Antes, na Diretriz 23, fica claro que os terroristas de esquerda estão fora do alcance do decreto, a saber:
Reconhecimento da memória e da verdade como Direito Humano da cidadania e dever do Estado.
Objetivo Estratégico I:
Promover a apuração e o esclarecimento público das violações de Direitos Humanos praticadas no contexto da repressão política ocorrida no Brasil no período fixado pelo art. 8o do ADCT da Constituição, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconcili- ação nacional.
Ação Programática:
A.)       Designar grupo de trabalho composto por representantes da Casa Civil, do Ministério da Justiça, do Ministério da Defesa e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, para elaborar, até abril de 2010, projeto de lei que institua Comissão Nacional da Verdade, composta de forma plural e suprapartidária, com mandato e prazo definidos, para examinar as violações de Direitos Humanos praticadas no contexto da repressão política no período mencionado…
AGORA, O QUE AINDA NÃO ESTAVA CLARO.
Isso tudo vocês já sabiam. Como sabem que essas duas “diretrizes” violam os incisos XXXVI, XXXVII, XXXIX e XL do Artigo 5º da Constituição, conforme deixei claro no texto TERRORISTA CAÇA TORTURADOR? EM NOME DO QUÊ? Vamos agora àquilo que quase ninguém sabe (LULA SEMPRE SOUBE DE TUDO) porque, entre a celebração de Natal e de Ano Novo, poucos se lembraram de pôr os olhos naquela porcaria. Leiam com atenção o que se chama de “Objetivo estratégico VI”:
ACESSO À JUSTIÇA NO CAMPO E NA CIDADE.
Ações programáticas:
- (a) Assegurar a criação de marco legal para a prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos, garantindo o devido processo legal e a função social da propriedade.
Responsáveis: Ministério da Justiça; Ministério das Cidades:
- (b) Propor projeto de lei voltado a regulamentar o cumprimento de mandados de reintegração de posse ou correlatos, garantindo a observância do respeito aos Direitos Humanos.
Responsáveis: Ministério da Justiça; Ministério das Cidades; Ministério do Desenvolvimento Agrário.
- (c) Promover o diálogo com o Poder Judiciário para a elaboração de procedimento para o enfrentamento de casos de conflitos fundiários coletivos urbanos e rurais.
Responsáveis: Ministério das Cidades; Ministério da Justiça; Ministério do Desenvolvimento Agrário.
- (d) Propor projeto de lei para institucionalizar a utilização da mediação como ato inicial das demandas de conflitos agrários e urbanos; priorizando a realização de audiência coletiva com os envolvidos, com a presença do Ministério Público, do poder público local, órgãos públicos especializados e Polícia Militar, como medida preliminar à avaliação da concessão de medidas liminares, sem prejuízo de outros meios institucionais para solução de conflitos.
Responsáveis: Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério da Justiça.
Como se nota, na prática, foram tornados sem efeito tanto o caput como o inciso XXII do Artigo 5º da Constituição, que asseguram o direito de propriedade. Os lulo-petralhas vão argumentar que o inciso seguinte, o XXIII, trata da “função social da propriedade”. É verdade. Mas, em nenhum momento, isso implica que os “movimentos sociais” definam o que é e o que não é legal, o que é e o que não é aceitável. O modelo exposto acima, se quer saber, é o que vige hoje no Pará, com seu ciclo interminável de violência. O que o texto faz é criar uma instância que tira das mãos do Judiciário a prerrogativa de restaurar um direito que foi agravado. A rigor, o “manto” dos “direitos humanos” extingue a propriedade. Um juiz não poderia mais determinar que a propriedade invadida fosse devolvida ao dono. A SIMPLES INVASÃO JÁ MUDARIA O STATUS JURÍDICO DA ÁREA.
A má-fé jurídica resta ali evidente. Aquele que tiver a sua propriedade invadida terá de esperar o trabalho de “mediação”, que claramente se sobrepõe à Justiça, tolhendo a sua prerrogativa de determinar a reintegração de posse. É EVIDENTE QUE SE TRATA DE UM ATENTADO À JUSTIÇA E DE UMA VIOLAÇÃO À CONSTITUIÇÃO.
Num trecho chamado “Eixo Orientador II”, lê-se:
No caso do Brasil, por muitos anos o crescimento econômico não levou à distribuição justa de renda e riqueza, mantendo-se elevados índices de desigualdade. As ações de Estado voltadas para a conquista da igualdade socioeconômica requerem ainda políticas permanentes, de longa duração, para que se verifique a plena proteção e promoção dos Direitos Humanos.            É necessário que o modelo de desenvolvimento econômico tenha a preocupação de aperfeiçoar os mecanismos de distribuição de renda e de oportunidades para todos os brasileiros, bem como incorpore os valores de preservação ambiental. Os debates sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, gerados pela preocupação com a maneira com que os países vêm explorando os recursos naturais e direcionando o progresso civilizatório, está na agenda do dia. Esta discussão coloca em questão os investimentos em infraestrutura e modelos de desenvolvimento econômico na área rural, baseados, em grande parte, no agro negócio, sem a preocupação com a potencial violação dos direitos de pequenos e médios agricultores e das populações tradicionais.
O desenvolvimento pode ser garantido se as pessoas forem protagonistas do processo, pressupondo a garantia de acesso de todos os indivíduos aos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, e incorporando a preocupação com a preservação e a sustentabilidade como eixos estruturastes de proposta renovada de progresso. Esses direitos têm como foco a distribuição da riqueza, dos bens e serviços.
Nunca antes na história deste país um “decreto” veio vazado nessa linguagem, com a clara estanilização de um setor da economia - o agro negócio (justamente aquele que responde pela saúde econômica do Brasil) - e com essa sociologia de botequim, que repete a tara lulista dos marcos inaugurais. Qualquer pessoa medianamente informada sabe tratar-se de uma mentira cretina. Ao juntar no desfile de sandices a extinção da propriedade com os supostos problemas do aquecimento global, temos o verdadeiro samba-do-esquerdista-doido.
Pervertendo as crianças
Nada escapa ao decreto. As crianças também correm riscos. Leiam outros trechos:
- Estabelecer critérios e indicadores de avaliação de publicações na temática de Direitos Humanos para o monitoramento da escolha de livros didáticos no sistema de ensino.
- Fomentar a realização de estudos, pesquisas e a implementação de projetos de extensão sobre o período do regime 1964-1985, bem como apoiar a produção de material didático, a organização de acervos históricos e a criação de centros de referências.
- Incentivar a inserção da temática dos Direitos Humanos nos programas das escolas de formação inicial e continuada dos membros das Forças Armadas.
- Inclusão da temática de Educação e Cultura em Direitos Humanos nas escolas de educação básica e em outras instituições formadoras.
Parece-me que a proposta de patrulha ideológica, inclusive nas escolas militares, está feita. Reparem que o decreto estabelece até parte do conteúdo dos livros didáticos. Ainda não é o extremo da selvageria antidemocrática. No trecho seguinte, vemos os “sovietes” tomando o lugar dos tribunais:
“Estimular e ampliar experiências voltadas para a solução de conflitos por meio da mediação comunitária e dos Centros de Referência em Direitos Humanos, especialmente em áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com dificuldades de acesso a serviços públicos”.
Concluindo
Um dos “eixos orientadores” do decreto é o “fortalecimento dos Direitos Humanos como instrumento transversal das políticas públicas e de interação democrática“. Essa conversa de “instrumento transversal” não passa de linguagem pseudo-acadêmica destinada a seduzir incautos.
A “transversalidade” é a desculpa costumeira da empulhação de intelectuais mequetrefes para juntar alhos com bugalhos. O decreto que cria a tal Comissão da Verdade (?) mistura no mesmo texto medidas de proteção aos índios, aos gays, às mulheres, aos quilombolas e aos “profissionais do sexo”; pretende orientar a saúde, a educação, a cultura, a produção e a pesca artesanal (!); ataca o agronegócio, critica governos anteriores e canta as próprias glórias; tenta interferir nos livros didáticos, busca desmoralizar a Justiça e acena até com um novo padrão produtivo…
Muito dirão que quase tudo o que há naquela estrovenga depende de projeto de lei e que será o Congresso a dar a palavra final. E daí? O texto não se torna constitucional por isso. Ademais, dados os métodos de cooptação dessa gente, isso não significa uma garantia, mas um risco adicional.
E cumpre reiterar: o tal “decreto dos direitos humanos” (podem gargalhar), peça do mais rombudo revanchismo, passou pela Casa Civil.    
Dilma já está dizendo a que veio e o que pode vir.
Depois do “filho do Brasil”, eles querem nos oferecer a madrasta.

Abaixo a mensagem do CORONEL PM Ref RALPH ROSÁRIO SOLIMEO:
Amigos
Espero que não haja correlação entre os dois fatos já noticiados, que são do interesse dos policiais militares: a marcha das praças PM e Bombeiros, em Brasília e a troca de nome da PMESP.
Quanto ao primeiro fato, em razão do perfil de seus organizadores, a Associação Nacional das Praças PM e Bombeiros e o deputado do PT, creio não restar dúvidas que o desiderato dos líderes é a desmilitarização e a carreira única, tendo sido o aumento de vencimentos a isca para atrair maior número de participantes.
Estes dois objetivos já vêm sendo perseguidos por lideranças de esquerda ligadas às entidades de praças, desde tempos anteriores à Revolução de 64 e que agora fazem parte do programa de Partidos no Poder.
Já quanto ao segundo fato, a volta da Corporação à antiga denominação de Força Pública, creio na sinceridade dos formuladores da idéia, de apego à Tradição. Entretanto não acredito seja esta a intenção do nosso Governador em encampá-la, mormente porque não deve ter muitas saudades daquele tempo.
No noticiário da Imprensa, embora se fale da idéia dos Oficiais de um retorno à Tradição, há um enfoque muito grande na questão da retirada do termo militar relacionando-o com a atual postura da Corporação, que estaria pendendo mais para o social e os direitos humanos.
Quando cursávamos o CSP, o Cel Niomar, gostava de provocar o pessoal do Corpo de Bombeiros dizendo: “O bombeiro vai ser civil, municipal ou voluntário”. Era uma brincadeira entre amigos.
Os soviets são exatamente isso: civis, locais e voluntários e, ao que me parece já estão,  aos poucos, sendo instalados, pois  basta que observemos o apoio, cada vez maior, dado às Guardas Municipais; à atuação de grupos como os Núcleos de Estudos da Violência, de CONSEG, de líderes comunitários, ditando regras de funcionamento às PM; ainda, constatamos o livre acesso de várias ONGs, que se arvoram em defensoras da sociedade contra a violência, no seio da Polícia,( Viva Rio, Sou da Paz etc.)
Ralph.

CORONEL PM Ref SEBASTIÃO CORREA DE CARVALHO manda, através do Grupo Barro Branco:
Caros Amigos / Irmãos,
A despeito dos problemas decorrentes certamente dos exageros em seu uso, bendita internet!
Em poucas horas, ao buscar o paradeiro de um amigo de que há muito não temos notícia, para atender o pedido de um outro Amigo, descobrimos que o Amigo procurado foi, 26 anos atrás, como Tenente Coronel, um poderoso esteio para o surgimento do Grupamento Aéreo da PM.
E nós o descobrimos com a simples digitação do seu nome no google, explodindo à nossa frente o registro maravilhoso da sua identidade (será que ele próprio sabe disso?!) como peça importante dessa fantástica obra em favor da segurança da sociedade!
Graças ao texto de outro Amigo (felicito-o, Waldir, pelo registro do jubileu de prata) temos mais uma oportunidade para reconhecer a importância da preservação da memória histórica numa instituição como a nossa.
Agora, através do Cap Beni (TKS, Beni!), um jovem sucessor dos fundadores, temos o fechamento do contato com o Cel Waldir.
Tudo isso reforça a minha convicção quanto à expressão cunhada em 1975-76, diante de fatos ocorrentes no Ibirapuera, com a participação de Policiais Militares e civis, que ficou gravada em vários lugares:
"O QUE NINGUÉM RESOLVE, A PM RESOLVE!" (Qualquer dia eu conto esse fato)
Episódios como esses reforçam o valor da consistência do invejável conhecimento histórico revelado pela Professora MARIA IZABEL DE CARVALHO CUNHA no belo poema 'EXALTAÇÃO À POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO", recentemente veiculado aqui no GBB.
Por motivar-nos sadio orgulho pelo privilégio de pertencermos à gloriosa força de defesa de São Paulo, creio que mereceria estar permanentemente exposto ao lado da foto de Mendes Junior, para lembrar-nos constantemente de que já somos especiais pelo simples fato de termos conquistado o direito de nela ingressar.
E aos civis visitantes das nossas dependências daríamos uma permanente prova de que temos uma história que se confunde e entrelaça com a própria história de São Paulo e do Brasil.
Um grande abraço a todos.
Cel Corrêa de Carvalho
Em tempo: Obrigado aos Amigos Antonio e Mario Ventura pela presteza das respostas, pois já podemos dizer ao Ilo Xavier que o Dalmiro, apesar do AVC está bem (presente ao reencontro dos ex- do CSM/MM em novembro pp) reside em Santos, não tem e-mail, já foi registrado em mensagem anterior o seu fone (13-34718217) e logo teremos o endereço completo dele.
Em 16 de fevereiro de 2010 11:02, Cap PM Beni
beni@policiamilitar.sp.gov.br> escreveu:
Caros Comandantes, fiz contato com o Sr Cel Waldir dos Santos e encaminho seus contatos: res:11-2243.0546, cel:11-9612.7856
Os seus e-mails estão no corpo do e-mail que invio.
Atenciosamente
Cap PM Beni
GRPAe
Amigos do Grupamento Aéreo. Estamos buscando contato com o Cel Ref Waldir dos Santos. Se puderem favor nos encaminhar para o GBB, pois temos integrantes nossos do GPAe e Oificiais que desejam saber notícias dos antigos companheiros. Abs. Cel Ciapina moderador do GBB
De: José Carlos Ciapina
Data: 15 de fevereiro de 2010 18:58
Assunto: Re: [grupobarrobranco] Re: Buscando Velho Companheiro
Para: GBB- GRUPO BARRO BRANCO
Respondendo ao irmão Corrêa de Carvalho, o Cel Waldir dos Santos não é integrante do GBB. No site mencionado deve haver lugar para contatos com
ele. Vamos verificar. Abs.
O Cel Ilo é do GBB
Em 15 de fevereiro de 2010 13:11, escreveu:

Obrigado, Amigo Mário
Um imenso abraço.
Corrêa de Carvalho
Em 15 de fevereiro de 2010 21:45, Mario Ventura escreveu:
ESTIMADO CORRÊA DE CARVALHO
O CORONEL PM Ref DALMIRO GOMES é da minha turma. Ele está residindo em SANTOS. Não tem correio eletrônico e atende pelo telefone (13) 3471 8217.
Em 15 de fevereiro de 2010 13:11, Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho escreveu:
Caro Amigo / Irmão Ilo Xavier, (sempre lembrado autor do Hino da Escola de Oficiais)
Sua pergunta me deixou curioso, pois Dalmiro é contemporâneo de duas turmas à frente da minha, que não vejo a muitos anos.
Fui, por isso, até o google e inscrevi o nome dele para pesquisa, resultando em alguns links que remetem à história do GRUPAMENTO AÉREO DA PM.
Especificamente no http://www.pilotopolicial.com.br/?p=3582, site de "Notícias da Aviação de Segurança Pública" há um texto do ano passado (18Dez2009) do Cel Ref PMESP WALDIR DOS SANTOS, celebrando, o jubileu de prata daquele Grupamento, o qual cita nominalmente o Tenente Coronel PM DALMIRO GOMES (em 1984) como peça garantidora do apoio logístico necessário para que o novo serviço existisse.
Não sei por onde anda o Amigo Waldir dos Santos (está no GBB, Ciapina?), mas com certeza há vários colegas de turma do Dalmiro, como os Amigos / Irmãos Américo V Salvato, Mario F Ventura, Antonio Carlos Mendes, Mario Fausto R Pinho e outros, que podem ter o e-mail dele ou algum outro recurso para localizá-lo.
Pessoalmente, gostaria de poder cumprimentá-lo e, se possível, reencontrá-lo qualquer dia desses.
A propósito do oportuno texto do Amigo Waldir dos Santos, quem não conhece a história do Grupamento Aéreo vale a pena visitar o link acima, que tem como ementa (grifos meus):
"Como, a partir do zero, iniciou-se um policiamento inédito no Brasil. Conheça o valor histórico de formação do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo".
Abraço a todos.
Corrêa de Carvalho
2010/2/15 ILOXAVIER

Não adiantou gritar, como fez a torcida da GAVIÕES DA FIEL, ou entrar confiante, como a MOCIDADE ALEGRE. Quem levou o título do carnaval paulista foi a ROSAS DE OURO, cujos integrantes ficaram silenciosos em suas mesas durante a maior parte da apuração, que começou às 16 horas. “Estava entalado na garganta”, afirma a presidente da agremiação, ANGELINA BASÍLIO. Há 16 anos a agremiação não era campeã e este é seu sétimo título.
ROSAS DE OURO entrou na avenida com um enredo sobre o cacau, patrocinado por uma fábrica de chocolates – e chegou a tirar o nome do “parceiro” da letra do samba. “Mostramos que vale a pena batalhar. Dedico este título ao meu pai (EDUARDO BASÍLIO, morto em 1993)”, disse ANGELINA.
A agremiação foi campeã por muito pouco. A decisão saiu no último quesito, COMISSÃO DE FRENTE, e a diferença para a vice-campeã, a MOCIDADE, foi de apenas 0,25 ponto.
Enquanto o presidente da ROSAS estava isolada, em uma cadeira ao lado dos jurados, as diretorias das escolas que caíram para o GRUPO DE ACESSO esperneavam no fim da contagem de votos – as campeãs NENÊ DE VILA MATILDE e UNIDOS DO PERUCHE voltaram à elite.
Um integrante da IMPERADOR DO IPIRANGA, penúltima colocada, gritou, xingou, bateu no peito e ameaçou os jurados, quando soube que seria rebaixado.  

O comediante e ator ARNAUD RODRIGUES, de 68 anos, morreu hoje em um naufrágio no lago da Usina Hidrelétrica LUÍS EDUARDO MAGALHÃES – LAJEADO, localizada na altura do km 26 da TO-10, entre os municípios de LAJEADO e PALMAS, no TOCANTINS. A embarcação de passeio e particular virou. Havia oito pessoas no barco, além do piloto, que continuava desaparecido até 22:30 horas.
Ator, cantor, compositor e humorista, ARNAUD RODRIGUES trabalhou nos programas de CHICO ANYSIO, na TV GLOBO. Formou com CHICO a dupla musical BAIANO e OS NOVOS CAETANOS na década de 1970, sátira a CAETANO VELOSO e aos músicos da BAHIA.
Mas foi com SORÓ que se tornou mais popular. E o artista logo passou a ser chamado assim pelo público. O personagem, imigrante nordestino ingênuo e bem-humorado, criado pelo escritor WÁLTER NEGRÃO para a novela PÃO PÃO. BEIJO BEIJO, de 1983, fez tanto sucesso que ARNAUD voltou a interpretá-lo no filme OS TRAPALHÕES E O MÁGICO DE ORÓZ, de 1984.
Nos anos 1980, integrou o grupo de humoristas do programa A PRAÇA É NOSSA, no SBT, sob comando de CARLOS ALBERTO DE NÓBREGA, onde interpretou personagens como O POVO BRASILEIRO, o mulherengo CORONEL TOTONHO e o cantor sertanejo CHITÃOORÓ. Nos anos 1990 retirou-se da TV e se dedicou mais à produção artística e à direção de um time de futebol no Estado de TOCANTINS.

Subiu para 70 o número de fazendas atingidas pelo chamado “carnaval vermelho” do líder dissidente do Movimento dos Sem-Terra (MST), JOSÉ RAINHA JUNIOR, no oeste paulista. Novos acampamentos foram montados em fazendas da região de ARAÇATUBA, noroeste do Estado, e da ALTA PAULISTA.
Numa das áreas, a FAZENDA PAULICÉIA, em RINÓPOLIS, os sem-terra teriam sido ameaçados por seguranças armados. De acordo com o líder LUCIANO DE LIMA, os militantes tinham começado a montar o acampamento na entrada da propriedade, quando foram abordados pela milícia da fazenda. Eles recuaram para evitar o confronto, mas acamparam nas imediações. 

Para tentar evitar a intervenção federal no governo do Distrito Federal, a Câmara Legislativa está decidida a cassar o mandato de pelo menos três dos oito deputados distritais envolvidos no escândalo do “mensalão do DEM”. A tendência é que o corregedor da Câmara, RAIMUNDO RIBEIRO, recomende a abertura do processo por falta de decoro parlamentar contra os três deputados – LEONARDO PRUDENTE, EURÍDES BRITO e JÚNIOR BRUNELLI – filmados recebendo maços de dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal, DURVAL BARBOSA.

Um protesto contra as recorrentes enchentes na cidade de São Paulo acabou com um grupo de dez pessoas incendiando um ônibus na altura do número 2.800 da Avenida YERVANT KISSAJIKIAN, na CIDADE ADEMAR, por volta das 22:40 horas de ontem. A ação aconteceu a cerca de 700 metros da Rua DUARTE GALVÃO, onde um homem morreu afogado após ser arrastado pela água da chuva para um córrego que passa pela região.

A terça de Carnaval foi de despedida para funcionários e freqüentadores do “PARQUE DA MÔNICA”, em PINHEIROS. Depois de 17 anos ocupando o shopping ELDORADO, o parque fechou as suas portas às 20 horas.
A saída do PARQUE DA MÔNICA do local já estava alinhavada desde junho do ano passado, quando a administradora do shopping decidiu não renovar o contrato. Alegando ter novos planos para o espaço, pediu a devolução da área de dez mil metros quadrados que o parque ocupava.

A prisão do mula ABDUL GHANI BARADAR, o comandante militar do TALEBAN, é um duro golpe na insurgência, concordam agentes dos EUA e PAQUISTÃO. Ele foi capturado “há cerca de 10 dias” em uma operação conjunta da CIA e do ISI, o serviço de inteligência do PAQUISTÃO, na cidade paquistanesa de KARACHI. O número 2 do TALEBAN “está falando” nos interrogatórios, revelou um funcionário paquistanês à ASSOCIATED PRESS. A prisão abala a insurgência no momento em que a OTAN conduz a maior operação no AFEGANISTÃO desde a invasão de 2001.
BARADAR servia como elo entre o fundador e número 1 do TALEBAN, mula OMAR, e os comandantes que atuam no campo de batalha – status que o havia tornado uma espécie de líder de facto do grupo. Sua captura é a mais importante prisão de líderes insurgentes desde que WASHINGTON invadiu o AFEGANISTÃO, há oito anos.

2 011       :         -       QUARTA-FEIRA
Segurança Pública
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resoluções de 14-2-2011GS nº 122/11
O Secretário da Segurança Pública, nos termos do artigo 5º da Lei Federal nº 5.836, de 05/12/72, c/c o artigo 3º da Lei Estadual nº 186, de 14/12/73, c/c o artigo 75 da Lei Complementar Estadual nº 893, de 09/03/01 e demais disposições legais vigentes, bem como, nos dizeres da Representação do Comandante Geral da Polícia Militar, contidos no Ofício CorregPM-019/333/10, de 30 de dezembro de 2010, que adota como base do presente ato, obedecidos aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, resolve: Submeter o Maj PM 810329-1 Carlos Alberto dos Santos, do 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (6º BPM/M), a Conselho de Justificação, nomeando o Cel PM 790482-7 Jean Charles Oliveira Diniz Serbeto, do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), como Presidente, o Ten Cel PM 822337-8 João Alberto Nogueira Junior, do 3º Batalhão de Policiamento Rodoviário (3º BPRv), e o Ten Cel PM 780489-0 Amauri Ferneda, do 15º Grupamento de Bombeiros (15º GB), como membros. Nomeio o Ten Cel PM 810346-1 James Baptista, do Comando de Policiamento do Interior - Sete (CPI-7), como Oficial suplente do presente Conselho de Justificação, que assumirá a função de membro na eventualidade de ser necessária a substituição definitiva de algum membro titular, por motivos legais ou relevantes e a critério do Comandante Geral da Polícia Militar. O Conselho de Justificação poderá inquirir outras testemunhas, caso entenda necessário, em obediência ao princípio da busca da verdade real, funcionando, em regra, na sede do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv).GS nº 157/11
O Secretário da Segurança Pública, nos termos do artigo 5º da Lei Federal nº 5.836, de 05/12/72, c/c o artigo 3º da Lei Estadual nº 186, de 14/12/73, c/c o artigo 75 da Lei Complementar Estadual nº 893, de 09/03/01 e demais disposições legais vigentes, bem como, nos dizeres da Representação do Comandante Geral da Polícia Militar, contidos no Ofício nº CorregPM-014/343/10, de 30 de dezembro de 2010, que adota como base do presente ato, obedecidos aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, Resolve: Submeter o Maj QAOPM 84748-8 Heyde de Lima, do Comando de Policiamento de Área Metropolitano Um (CPA/M-1), a Conselho de Justificação, nomeando o Cel PM 810322-4 Walter Gomes Mota, do Comando de Policiamento de Área Metropolitano Dois (CPA/M-2), como Presidente, Ten Cel PM 771230-8 Edinaldo Cirino dos Santo, do 50º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (50º BPM/M) e o Ten Cel PM 811547-8 Pedro Borges de Oliveira Filho, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), como membros. Nomeio o Ten Cel PM 771221-9 Airton Nunes da Silva, da Diretoria de Logística (DL), como Oficial suplente do presente Conselho de Justificação, que assumirá a função de membro na eventualidade de ser necessária a substituição definitiva de algum membro titular, por motivos legais ou relevantes e a critério do Comandante Geral da Polícia Militar. O Conselho de Justificação poderá inquirir outras testemunhas, caso entenda necessário, em obediência ao princípio da busca da verdade real, funcionando, em regra, na sede do Comando de Policiamento de Área
Metropolitano – Dois (CPA/M-2).

Transferindo para reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26-93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-11 os 2º Ten QEOPM 802490-1 Roberto Moreira Lima - 6º GB - 1º SGB - Santos/SP, (TLTS e FRCTS DP-188/11 - Pr. 764/11) e 814033-2 Victor Manoel de Mattos Andrade - 9º GB - 2º SBG - Franca/SP, (TLTS e FRCTS DP-189/11 - Pr. 1.148/11).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-11, os 2º Ten QEOPM 823549-0 Paulo Toledo Gimenes - 2º BPM/M - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-190/11 - Pr. 2.275/11) e 842462-4 Albertino Ferreira dos Santos - 37º BPM/I - 2ª Cia PM - Itirapina/SP, (TLTS e FRCTS DP-191/11 - Pr. 1.509/11).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-14, o Maj QAOPM 793133-6 Edivaldo de Medeiros Quirino- CPC - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-211/11 - Pr. 3.921/11).
Também é transferido para a reserva o TENENTE-CORONEL PM HAMILTON MARQUES PINTO, da DFP. Ele nasceu em 23 de agosto de 1961. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1995; MAJOR – 24 de maio de 2006. Não tenho a data em que foi promovido a TENENTE-CORONEL.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC nossa funcionária MARINEI conta que foi pedido pelo CORONEL PM MENDES para que o TENENTE-CORONEL PM Res CODELO continue como tesoureiro mais alguns dias. Mais tarde, num telefonema que faço ao GINO, é confirmada essa situação. A idéia do presidente é protelar a saída do tesoureiro talvez até a eleição do novo presidente em abril. Por volta das 15 horas cai violenta pancada d´água no centro de São Paulo. VICTÓRIO, que tinha ido comigo até o Corpo de Bombeiros, sofreu as agruras dessa chuva. Embaixo de chuva, saio da Sociedade por volta das 16 horas. Mas, no ponto de ônibus do COCAIA, sou obrigado a esperar mais de uma hora até que chegue um veículo. Muita gente está no terminal dos ônibus da ARMÊNIA e a chuva continua caindo de maneira violenta. Para mim o pior ainda estava por vir. Quando chego em GUARULHOS fico sabendo que a cidade foi vítima de um temporal. Novamente a calha do telhado do quarto onde está instalado meu computador, televisão (que é como um escritório) não suportou o volume de água e inundou tudo. Sou obrigado a puxar enorme quantidade de água da chuva e enxugar muita coisa que ficou molhada. A sorte é que antes de deixar o quarto, lá pelas 11:30 horas, cobri os aparelhos com sacos plásticos, bem como a cama. Isso evitou uma tragédia maior,
Atendo nesta noite um telefonema do CORONEL PM Ref THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO. Ele me comunica que amanhã haverá uma Assembléia Geral na AOMESP (antiga AORRPM) para aprovação da Ata da Assembléia anterior que modificou o Estatuto da Associação. Convida-me para participar dessa reunião que eu desconhecia.
A chuva tornou a castigar SÃO PAULO hoje. O temporal que caiu na cidade à tarde foi suficiente para causar alagamentos em 65 pontos, deixar pessoas ilhadas, derrubar árvores, fechar o Aeroporto de CONGONHAS, na zona sul, e interromper a circulação de trens entre as estações TATUAPÉ e ENGENHEIRO GOULART, na zona leste. Às 16 horas, toda a cidade foi colocada em estado de atenção pelo Centro de Gerenciamento de Emergências. Segundo o CGE, a região do IPIRANGA, na zona sul, foi onde mais choveu: 112 mm. As outras duas campeãs do dia em volume de água foram a CONSOLAÇÃO, no Centro, e do ITAIM PAULISTA, na zona leste, onde foram registrados, respectivamente, 65,2 mm e 57,3 mm.  
No retorno à COPA DO BRASIL, após oito anos, o SÃO PAULO se impôs na PARAÍBA para bater o TREZE por 3 a 0. Com dois gols de DAGOBERTO e um de FERNANDINHO, o time de CARPEGIANI venceu sem sustos e evitou o jogo de volta contra o modesto time paraibano, da Série D do Brasileiro. Sem RIVALDO, poupado, as atenções se voltaram para LUCAS, que estava com a seleção brasileira sub-20 e teve boa atuação.
Desde o inicio da aposentadoria, no dia 14 de fevereiro, RONALDO optou pela reclusão, ficando em casa com a família. Nada de aparição em público. Futebol, só pela tevê e muito descanso na agenda. Hoje, ele deu uma pausa da vida de ex-jogador para receber homenagem e se tornar mais um integrante do Comitê Paulista para a COPA DO MUNDO de 2014. No lançamento do programa CIDADE BASE, no Museu do Futebol, que apresentou 37 cidades do Estado candidatas a sedes das seleções do próximo mundial, garantindo boa estrutura hoteleira e de treinamentos, o FENÔMENO ganhou a medalha do Mérito Esportivo do Governo do Estado de São Paulo. O evento contou com a presença do governador GERALDO ALCKMIN, do prefeito GILBERTO KASSAB, do presidente da Federação Paulista de Futebol, MARCO POLO DEL NERO, do presidente da CBF, RICARDO TEIXEIRA e de FÚLVIO DANILAS, gerente da FIFA que fiscaliza as obras para o Mundial no País. Com as cores do ex-clube, camisa branca, calça e tênis escuros, o jogador parecia já ter superado a emoção da despedida e, bastante sorridente, mais uma vez viu seu grande serviço ao esporte reconhecido. Ao receber a medalha de ALCKMIN, ele voltou a ser aplaudido calorosamente.   
Com o esforçado NICK HEIDFELD no lugar do talentoso ROBERT KUBICA, os resultados da renovada equipe LOTUS RENAULT não serão, provavelmente, os planejados em princípio. Mas diante de o time começar o campeonato, dias 13 de março, no BAHREIN, com um projeto avançado, revolucionário aerodinamicamente, a experiência dos 172 GPs do alemão de 33 anos foi a melhor opção existente no mercado. Vai precisar da sua orientação segura. BRUNO SENNA, piloto reserva da escuderia, já havia adiantado, nos testes de JEREZ DE LA FRONTERA, semana passada, que o conhecimento adquirido por HEIDFELD em 11 temporadas era uma opção lógica da LOTUS RENAULT. Por maior quês seja a capacidade de BRUNO assumir o carro de KUBICA significaria assumir parte do que se esperava do polonês e o que falta ao sobrinho de AYRTON SENNA é exatamente experiência. O GP do BAHREIN, dia 13 de março, continua ameaçado. Milhares de pessoas prometem ficar em uma praça MANAMA, na capital, até o governo atender as exigências de reformas econômicas e políticas.
O ex-árbitro de futebol OSCAR ROBERTO DE GODÓI levou dois tiros nesta noite na VILA POMPÉIA, zona oeste da capital paulista. De acordo com o Hospital das Clínicas, ele foi atingido no tórax e na região cervical. Às 23:30 horas os médicos o preparavam para passar por uma “cirurgia delicada”. Não havia previsão de término. Por volta das 21:50 horas, o jornalista GETÚLIO ALENCAR, que estava em um bar da Rua DIANA, ouviu quatro disparos. O garçom foi até a calçada e viu um homem caído, agarrado a outra pessoa. ALENCAR foi ajudar e se deparou com GODÓI. “Ele me disse que tinha reagido a uma tentativa de assalto. Logo que estacionou o carro, um homem tentou tomar a chave. GODÓI resistiu e o rapaz atirou”, relata. O crime aconteceu na altura do número 531. Bombeiros que realizaram o resgate informaram que o “ferimento era grave”. O estado de saúde não foi confirmado pelo Hospital das Clínicas, que tampouco revelou se GODÓI chegou consciente ao pronto-socorro. “Só durante a cirurgia será possível identificar a trajetória da bala e saber se algum órgão foi atingido.” Na década de 1980, o árbitro de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO já apitava jogos importantes. Pela FIFA, atuou em diversas competições internacionais, como a LIBERTADORES DA AMÉRICA. Sempre deu declarações polêmicas e se envolveu em confusões com jogadores. Aposentou-se há cerca de dez anos. Jornalista formado foi comentarista esportivo da TV RECORD, BANDEIRANTES e, atualmente, trabalha na Rádio TRANSAMÉRICA.
Afastado da chefia da Polícia Civil, no RIO, em 15 de fevereiro, o delegado ALLAN TURNOWSKI rebateu suspeitas de que teria vazado informações sobre a OPERAÇÃO GUILHOTINA para beneficiar agentes suspeitos de corrupção e disse que está disposto a prestar novo depoimento à Polícia Federal sobre o caso. TURNOWSKI reafirmou que desconhecia as investigações. “Como poderia vazar o que não sei?”, questionou ele na primeira entrevista após seu afastamento, à Rádio BANDNEWS.   
A polícia divulgou hoje que o desembargador ANTÔNIO CARLOS VIANA SANTOS, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi vítima de “morte súbita com origem cardíaca”. A informação é da delegada VICTÓRIA LOBO GUIMARÃES, que conduziu o inquérito. O magistrado morreu em casa, aos 68 anos, na madrugada de 26 de janeiro. “Não há sinais de violência, foi morte natural”, afirmou a delegada, há 23 anos na carreira. “O inquérito está concluído e vai à Justiça nesta quinta-feira.”
Faleceu o poeta, dramaturgo, jornalista e cronista, o gaúcho SÉRGIO JOCKYMANN. Estava internado desde novembro no Hospital da UNICAMP, em CAMPINAS, para se tratar de uma insuficiência renal. Além de escrever para diversos jornais, como ZERO HORA, FOLHA DA TARDE e CORREIO DO POVO, JOCKYMANN também foi autor de telenovelas, seriados de TV e peças de teatro. Foi deputado estadual e concorreu à prefeitura de PORTO ALEGRE. Nasceu em 1931. 
O escritor e jornalista francês FRANÇOIS NOURISSIER morreu em PARIS, aos 83 anos. Ele sofria do MAL DE PARKINSON. A informação foi divulgada pela Academia GONCOURT, da qual ele fez parte durante 25 anos, sendo presidente da instituição entre 1996 e 2002, quando se afastou devido a doença. Nascido em 1927 na capital francesa, escreveu seu primeiro romance L´EAU GRISE – A ÁGUA CINZA, aos 24 anos e o último EAU-DE-FEU – ÁGUA DE FOGO, aos 80. Ele ganhou o prêmio de romance da Academia Francesa por UNE HISTORIE FRANÇAISE em 1965 e a renomada premiação FEMINA, pelo livro LA CRÈVE.
O ator LEN LESSER, famoso por interpretar o excêntrico TIO LEO no seriado SEINFELD, morreu nesta quarta-feira, aos 88 anos, em decorrência de câncer. Um amigo dele informou que LESSER havia dado entrada semanas atrás em um centro de reabilitação perto de sua casa, na cidade de BURBANK. Veterano da televisão e do cinema, ele havia aparecido em apenas 15 episódios de SEINFELD, mas seu personagem fez muito sucesso na série dos anos 1990. Nascido em NOVA YORK, o ator começou a carreira na TV na década de 1950 e nos últimos anos participou da série EVERYBODY LOVES RAYMOND. O último trabalho de LESSER foi num episódio do seriado televisivo CASTLE.
O primeiro-ministro da ITÁLIA, SÍLVIO BERLUSCONI, quebrou hoje 24 horas de silêncio e comentou pela primeira vez a decisão da Justiça de MILÃO de levá-lo ao banco dos réus em 6 de abril, em um processo por abuso de poder e exploração sexual de menor. Em breve declaração feita em uma entrevista coletiva, IL CAVALIERE reduziu a importância da ameaça jurídica: “Não estou preocupado de modo nenhum”.     
A CORÉIA DO NORTE celebrou hoje com atos públicos e esportivos o 69º aniversário do líder norte-coreano, KIM JONG-IL, em um dos dias festivos mais importantes do país comunista. Um homem norte-coreano aproveitou a festa pelo aniversário de KIM e atravessou andando o campo minado da fronteira e foi para a COREIA DO SUL. Militares e funcionários da agência de espionagem não souberam explicar como o homem conseguiu cruzar o campo minado de 4 quilômetros de extensão da zona desmilitarizada, criada em 1953, e passar pelos guardas norte-coreanos.
Pelo menos 4 pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas hoje por causa de um choque entre dois trens na localidade de SAN MIGUEL, a cerca de 30 km de BUENOS AIRES. O acidente ocorreu em uma passagem de nível quando um trem de passageiros foi atingido por outro, informou a Unidade de Gestão Operacional Ferroviária de Emergência à agência estatal TÉLAM.

Um policial e um militar que estavam havia mais de dois anos em poder da guerrilha FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA – FARC – foram libertados hoje. O major de polícia GUILLERMO SOLOZANO, de 35 anos, e o cabo do Exército SALÍN ANTÔNIO SAN MIGUEL VALDERRAMA, de 27 anos, são os últimos de grupo de cinco reféns que em dezembro a guerrilha tinha prometido libertar.

O governo israelense anunciou hoje que duas embarcações de guerra do IRÃ deveriam cruzar hoje à noite o CANAL DE SUEZ, no EGITO, a caminho da SÍRIA. Se confirmada a informação, será a primeira vez desde 1979 – ano da Revolução Islâmica e do acordo de paz entre israelenses e egípcios – que navios militares de TEERÃ são autorizados a atravessar o estreito. 

 A onda de protestos que já derrubou os governos da TUNÍSIA e do EGITO chegou hoje à LÍBIA, com o regime de MUAMAR KADAFI – no poder há quatro décadas – reprimindo manifestações de opositores na segunda maior cidade do país, BENGHAZI, na costa do MEDITERRÊNEO. A imprensa estatal líbia simplesmente ignorou os protestos para noticiar atos em apoio a KADAFI.

2 012     :    -        QUINTA-FEIRA
Sai hoje a condenação de LINDEMBERG. Muita gente está “grudada” na televisão assistindo o desenrolar do quarto dia do julgamento, inclusive aqui em casa. Como tenho muito trabalho no computador, apenas ouço cenas do que está acontecendo no fórum de SANTO ANDRÉ. MALCOLM FOREST tinha marcado um encontro no Teatro Municipal com o maestro ABEL, mas tenho compromisso já marcado para a tarde desta quinta-feira. A Sociedade me absorve em vários projetos que estão sendo estudados nos oitenta anos do Movimento Constitucionalista, onde alguns são primordiais: o Concerto no Teatro Municipal, a exposição no MUBE, a Corrida Ciclística Internacional “9 de Julho”. Mas também há os projetos menores, mas também preocupantes, como as comemorações já no mês de maio em vários cantos de São Paulo: 20 de maio na BELA VISTA; 23 de maio no Monumento Mausoléu. 26 de maio, concerto no Tribunal de Justiça MMDC e outras.

Transferindo para a reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares
731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 822308-4 Dorival Alves Filho – 41º BPM/M – Santo André/SP, (TLTS e FRCTS DP-0351/12 – Pr. 269.699/12). DORIVAL ALVES FILHO nasceu em 24 de março de 1961. Entrou para a PMESP no dia 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989; CAPITÃO – 25 de agosto de 1995. Não tenho a data de sua promoção a major. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 15 de dezembro de 2009.

Nesta tarde tenho mais uma reunião com JÚLIO DARVAS. Ele traz o advogado LEANDRO e constituímos a COMISSÃO DE EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO, justamente para tratar os destinos da Sociedade de uma maneira mais sólida. Acertamos com o TENENTE PM NATANAEL a confecção dos diplomas das Medalhas que serão entregues em 17 de março, durante reunião da COFAM, agora marcada para o Monumento Mausoléu, pela primeira vez, sugestão do próprio tenente. Isso irá desafogar um pouco o CAPITÃO PM ANÍSIO, que no mês que vem irá enfrentar o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Recebo as seguintes mensagens:

CARÍSSIMO JOSÉ
São medidas desse porte que nos ajudam a pensar em tempos melhores para a causa constitucionalista.
Torço para que tudo dê certo.
Em 16 de fevereiro de 2012 18:07, José D'Amico Bauab escreveu:
Prezado deputado Fernando Capez,
Tudo bem com o senhor ? Rogo que sim.
Sou o José D'Amico Bauab, colega da turma de 1988 (FADUSP) e pesquisador do Centro de Memória Eleitoral (CEMEL) do TRE-SP.
Procurei-o, em nome de algumas entidades, pela última vez em 2008 a fim de buscar seu apoio para que a TV ALESP começasse a transmitir o desfile de 9 de julho. Tal objetivo, mercê de seu decisivo engajamento à época, foi conquistado, e por isso  lhe somos sempre gratos.
Agora volto a incomodá-lo , em nome do poeta Paulo Bomfim, coordenador cultural honorífico do CEMEL, e do coronel Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, por conta de duas bandeiras relacionadas às comemorações do 80º aniversário da Revolução Constitucionalista.
A primeira delas refere-se à republicação da lendária obra "CRUZES PAULISTAS", conjunto de sínteses biográficas de todos aqueles que morreram em combate pela causa constitucionalista e cuja única edição, de meados dos anos 1930, foi vendida com o escopo de iniciar-se a arrecadação de fundos para a construção do Obelisco, só concluído quase trinta anos depois.
Em 2009, o poeta , o coronel Ventura, o poeta Paulo Bomfim e eu tivemos uma reunião com o então presidente da Imprensa Oficial, prof. Hubert Alqueres, ficando, na ocasião, praticamente definida a republicação da obra.
A Sociedade Veteranos de 32, detentora dos direitos sobre o livro, os cederia a título gratuito e a Imesp estaria autorizada a comercializar a obra, dando alguns exemplares à entidade. O coronel Ventura até emprestou o exemplar de sua biblioteca pessoal para que as respectivas páginas fossem digitalizadas e trabalhadas para fins da cogitada reedição, e o nosso poeta daria autorização para que o seu poema "Jovens de 32" acompanhasse a obra reeditada.
Contudo, com a mudança de governador e, consequentemente, de presidente da Imesp, o assunto, para nossa profunda tristeza, caiu em total esquecimento, pois não contamos mais com interlocutores lá.
O que se aspira, deputado Capez, é ver o livro "CRUZES PAULISTAS" republicado para julho deste ano, o maior sonho de Paulo Bomfim atualmente, segundo ele próprio me confidenciou.
A segunda bandeira seria a veiculação pela TV aberta, só para este ano, na noite do dia 8 de julho ou na noite do próprio dia 9, de informe publicitário do Governo Estadual frisando os 80 anos da Revolução Constitucionalista e o seu significado para a democracia brasileira de hoje, uma peça em termos pedagógicos para dar alguma informação àqueles que simplesmente não sabem o que significou, e significa , aquela Epopeia Paulista para a cidadania nacional.
Temos consciência de que tanto a republicação do "CRUZES PAULISTAS" como a elaboração e veiculação pela TV aberta de informe sobre a Revolução Constitucionalista são questões que essencialmente se subordinam à Casa Civil do Governo do Estado, e tal circunstância leva-nos, deputado Capez, a fazer-lhe um pedido especialíssimo, desde que, é claro, o senhor concorde com as duas apontadas bandeiras: o senhor teria como agendar, com certa urgência, uma audiência com o secretário Sidney Beraldo a fim de levarmos os pleitos e poderia, caso tal reunião se concretizasse, estar conosco na reunião ?
Se tal audiência for agendada, pequena comissão encabeçada pelo coronel Ventura compareceria e talvez o próprio poeta Paulo Bomfim, se sua saúde, algo fragilizada nos últimos meses, lhe permitir.
Desde já, deputado Capez, muito lhe agradecemos a atenção dispensada a estas linhas, na esperança de alguma resposta com certa brevidade, porquanto sabemos que ambos os pedidos, caso possam ser concretizados, demandarão tempo no calendário já apertado que se vislumbra para o próximo 9 de julho.
Saudações sempre acadêmicas e constitucionalistas,
José D'Amico

Recebo uma mensagem do GINO STRUFFALDI e passo a respondê-la:
CARÍSSIMO GINO
Somente agora é que tomei conhecimento de sua mensagem
Estamos torcendo para que tudo saia bem.
Ainda hoje à tarde minha intenção era ligar para você, mas depois recebi visitas na Sociedade e as horas passaram sem que tivesse a oportunidade de fazer a ligação.
Em 16 de fevereiro de 2012 14:48, Cap. Ex. Gino Struffaldi escreveu:
Prezados Cel. Ventura e Dona Marinei,- Para conhecimento, informo: Está agendado para a próxima 2a. feira. o início do meu tratamento no Hospital A C Camargo, com quimioterapia leve, que deverá ser repetido semanalmente umas quatro ou cinco vezes; isso porque a radioterapia. como foi feita na bexiga, não é aconselhável porque danificaria os pulmões.- Considerando que minha incapacidade na Internet está cada vez mais acentuada, peço acusar o recebimento deste e-mail. Agradecido. Abraços - Gino

Às 19:50 horas, no quarto dia do júri, o motoboy LINDEMBERG ALVES, de 25 anos, foi sentenciado a 98 anos e 10 meses de prisão e a pagar multa de 1.320 dias de trabalho (44 salários mínimos, ou R$27.300), pelos quatro tiros dados no cativeiro. Ele foi condenado por matar a ex-namorada ELOÁ CRISTINA PIMENTEL, de 15 anos, e outros 11 crimes. A juíza MILENA DIAS aplicou penas máximas em todos os crimes e afirmou que LINDEMBERG cometeu uma barbárie. Se a sentença for mantida, ele deverá ficar na cadeia no máximo mais 26 anos e 4 meses. “O réu agir com frieza assustadora, premeditamente, em razão de orgulho e egoísmo”, classificou a juíza. Embora tenha admitido alguns atenuantes, como o fato de o réu ter confessado o crime, ela aceitou agravantes de motivo torpe e impossibilidade de defesa das vítimas.LINDEMBERG ouviu toda a sentença de cabeça baixa. Após o resultado, foi encaminhado à Penitenciária de TREMEBÉ, no interior. Mesmo após três anos e quatro meses dos crimes, a população voltou a se mobilizar pelo caso, mostrados ao vivo pelas TVs, e hoje uma multidão comemorou a condenação, aos gritos de justiça. Em 13 de outubro de 2008, inconformado com o fim do namoro, o motoboy fez reféns ELOÁ, a melhor amiga dela, NAYARA RODRIGUES DA SILVA, e dois colegas, VICTOR LOPES e IAGO VILERA DE OLIVEIRA – todos com 15 anos na época. O maior cárcere privado da história de SÃO PAULO durou cem horas. A polícia foi acionada e cercou o local, invadido no dia 17 – quando ELOÁ foi morta. Ao estipular o tempo de prisão, a juíza MILENA DIAS afirmou que era preciso que a sociedade se libertasse do “fetichismo da pena mínima”. Segundo ela, a conduta do réu extrapolou o dolo normal. “Durante o cárcere, a angústia dos familiares das vítimas atingiu patamar insuportável e deixou a população estarrecida diante de dias de horror e pânico.” Hoje, após o debate entre acusação e defesa, os jurados foram indagados sobre em qual versão acreditavam. Na sala secreta do júri, responderam a 49 quesitos relacionados aos 12 crimes imputados a LINDEMBERG. Ao pedir a condenação, a promotora de Justiça DANIELA HASHIMOTO relatou o cárcere de forma cronológica e explicou cada uma das acusações. Para convencê-los, após 50 horas de julgamento, DANIELA citou depoimentos das vítimas, laudos periciais e gravações do processo de negociação para comprovar que o acusado planejou matar. Com o revólver 32 usado pelo acusado nas mãos, a promotora ressaltou a personalidade agressiva do réu, que tratava a vítima como um objeto e só confessou o crime para atenuar sua pena, sem nenhum tipo de arrependimento. Além de negar a reconciliação e, portanto, a suposta traição relatada pelo acusado como estopim para o cárcere, DANIELA rebateu que a arma tivesse sido apontada às vítimas para acalmá-las. “Vocês ficam calmos diante de uma arma?”. Ao comentar o desfecho da ação, a promotora ressaltou que LINDEMBERG nunca quis se entregar de fato. “Mesmo recebendo todas as garantias dos policiais, de um promotor e da presença da mídia, ele se negava a cumprir a palavra dada. No dia 17 de outubro, com a arma em punho, arrastou a mesa para trás da porta e pediu pela invasão”. Naquele momento, segundo a acusação, ele sabia que não teria outra chance de matar ELOÁ e NAYARA. Então, atirou. “Acreditam que no momento da explosão ele atirou porque levou um susto?” E acrescentou: “A arma usada por LINDEMBERG tinha quatro cartuchos. Todos foram disparados... Só depois de descarregar a arma é que a jogou no chão. Sabia que não teria outra chance de matar.” Por sorte, segundo ela, um dos disparos picotou (falhou). “Foram dias de tortura, a ponto de ELOÁ pedir para ser morta”. No fim dos trabalhos, a promotora se mostrou satisfeita com a pena e afirmou ser difícil que a advogada de defesa, ANA LÚCIA ASSAD, consiga anular o resultado. “A sentença foi muito bem fundamentada”, disse. Ela afirmou também que LINDEMBERG demonstrou em seu interrogatório quem exatamente é. “Uma pessoa arrogante, dissimulada e que manipula os jurados”. Segundo o advogado criminalista SERGEI COBRA ARBEX, LINDEMBERG deve cumprir pelo menos dois quintos da pena em regime fechado. Mas no País o limite máximo de prisão, por lei, é de 30 anos. Como ele já cumpriu 3 anos e 4 meses, restariam outros 26 anos e 8 meses para ganhar a liberdade. O criminalista ROBERTO PARENTONI pondera, no entanto, que á espaço para a defesa recorrer ao juiz após 15 anos. “Mas, como esse crime teve bastante repercussão, pode ser difícil obter progressão.”

Uma estudante de 12 anos foi estuprada dentro de um ônibus municipal no RIO por um passageiro que conseguiu fugir. O crime ocorreu dentro de um coletivo da linha 162 (GLORIA-LEBRON), por volta das 12 horas de ontem. Segundo a Polícia Civil, quando o veículo passava pelo LEBRON um homem embarcou com um copo na mão, pagou a passagem e seguiu para o fundo do ônibus, onde estava a vítima. Supostamente armado com um revólver, ele abordou a menina, que vestia uniforme escolar, e a obrigou a mudar de lugar, para ficar fora do alcance de visão dos demais passageiros, do motorista e do cobrador. Depois ordenou que a menina tirasse a calça e cometeu o estupro. Nesse momento, havia apenas outras duas pessoas no veículo, que trafegava pela Rua JARDIM BOTÂNICO, no bairro do mesmo nome, na zona sul do RIO. Elas afirmaram à polícia não terem notado o estupro. Em seguida, o rapaz passou a mão na perna de uma passageira, que gritou. Só então o motorista percebeu que havia algo errado e parou o veículo. O homem desembarcou e, ao fugir, entrou em outro ônibus, que seguia em direção à GÁVEA, também na zona sul. Conduzida ao hospital, a vítima tomou um coquetel contra o HIV e passou por exame de corpo de delito. Sua mãe está em estado de choque.

Depois de mais de quatro horas de interrogatório e diante de seus tios, o estudante de Direito KLÉBER GALASSO GOMES, de 22 anos, confessou hoje ter participado do assassinato de sua mãe, MAGDA APARECIDA GOMES, de 53 anos. Ela, que trabalhou por 32 anos com executiva da UNILEVER, foi morta com 17 facadas em seu apartamento, localizado na Rua APINAJÉS, em PERDIZES, na zona oeste de SÃO PAULO. MAGDA era jogadora de vôlei no PALMEIRAS, clube em que o filho também jogava basquete. À noite, a Justiça decretou a prisão temporária de GOMES por 30 dias. O pedido havia sido feito algumas horas antes à 5ª Vara do Júri, com aval do Ministério Público.

A Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal prendeu hoje no RIO 11 pessoas, inclusive o ex-comandante e um ex-soldado da Unidade de Polícia Pacificadora do MORRO DE SÃO CARLOS, no ESTÁCIO, por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Segundo a PF, o CAPITÃO PM ADJALDO LUIZ PIEDADE, recebeu até quinze mil reais por semana durante seis meses e negociava diretamente com o traficante SANDRO LUIZ DE PAULA AMORIM, o PEIXE. As investigações que resultaram na OPERAÇÃO BOCA ABERTA começaram no ano passado. O comandante deslocava o policiamento para facilitar a venda de drogas. Os pagamentos ao capitão eram feitos em espécie e sempre às segundas-feiras. O esquema funcionou de maio a outubro de 2011, quando o capitão foi transferido para o Departamento Geral da PM, após denúncias de corrupção.

No segundo acidente em menos de 48 horas, um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) descarrilou hoje perto da Estação CEASA, da Linha 9 – ESMERALDA, e interrompeu a circulação de trens das 16:20- horas até o fim da operação, à meia-noite. A composição acidentada se preparava para entrar em operação, no horário de pico, e estava vazia.

A LEI DA FICHA LIMPA é constitucional e será aplicada na eleição deste ano, decidiu o Supremo Tribunal Federal. A medida também atinge crimes praticados antes de sua sanção, em 2010. A partir das eleições de 2012, não poderão se candidatar políticos condenados por órgãos judiciais colegiados por crimes como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e contra o patrimônio público, improbidade administrativa, corrupção eleitoral ou compra de votos, entre outros, mesmo que possam recorrer. Também estão impedidos aqueles que renunciaram para fugir de cassação, como fizeram, por exemplo, JOAQUIM RORIZ, PAULO ROCHA, LADER BARBALHO e VALDEMAR COSTA NETO. A aplicação da lei foi confirmada por 7 votos a 4.

Nem mesmo o mais otimista dos são-paulinos poderia imaginar que WILLIAN JOSÉ seria tão convincente como substituto de LUÍS FABIANO, em fase final de recuperação de lesão. O atacante, hoje, no MORUMBI, marcou três vezes na vitória por 3 a 1 sobre o PAULISTA e chegou a sete gols em cinco partidas, liderando a artilharia do torneio ao lado de HERNANE, do MOGI MIRIM. A noite de gala, porém acabou com uma expulsão infantil, no fim do jogo, com o placar já consolidado. Com a vitória, o TRICOLOR assume a vice-liderança do PAULISTÃO, com 17 pontos, atrás do GUARANI, que hoje bateu o COMERCIAL e virou líder, com 19 pontos.   

Com o voto do BRASIL e de mais 136 países, a Assembléia Geral das NAÇÕES UNIDAS aprovou hoje uma resolução na qual expressa apoio à proposta da LIGA ÁRABE que pede a renúncia do ditador BASHAR ASSAD. O texto da ONU também exige o fim da violência contra os opositores – ao longo de quase um ano de repressão aos levantes contra o governo e a abertura de canais de diálogo. A RÚSSIA e a CHINA, assim como na votação do Conselho de Segurança do início do mês, votaram contra o texto que foi elaborado pela LIGÁ ÁRABE. Outras dez nações também foram contra e 17 se abstiveram. Na Assembléia Geral, porém, MOSCOU e PEQUIM não têm poder de veto, como no Conselho de Segurança. O texto, além de pedir o fim da violência, defende uma solução pacífica para a crise. Embora formalmente não exista uma menção para que ASSAD deixe o governo, o texto da resolução manifesta respaldo ao plano da LIGA ÁRABE que prevê a transferência dos poderes dele para seu vice, FAROUQ AL-SHAARA. O regime sírio rejeita a proposta e acusa a oposição de não aceitar o diálogo.

Um brasileiro está entre os quatro estrangeiros mortos no incêndio que atingiu quarta-feira o Presídio Nacional de COMAYAGUA, em HONDURAS – que causou a morte de pelo menos 355 pessoas. Segundo a embaixada do Brasil em TEGUCIGALPA, a vítima se chama ABÍLIO GOMES SOBRAL. Os motivos de sua prisão, idade e filiação ainda são desconhecidos. Além dele, os outros estrangeiros eram um mexicano, um salvadorenho e um guatemalteco. Segundo a polícia, 852 detentos estavam na cadeia quando um preso ateou fogo a um colchão na cela. Os corpos estão sendo identificados num necrotério em TEGUCIGALPA com o auxílio de legistas chilenos e salvadorenhos. Em razão do alto grau de carbonização dos corpos, o processo será feito com exames de arcada dentária e DNA. As 24 prisões de HONDURAS, com capacidade para 4 mil detentos, abrigam mais de oito mil.

Uma pequena indiana se tornou a pessoa mais jovem do mundo a receber um marca-passo. A cirurgia foi feita 15 minutos após o nascimento de JAYA MAHARAJSEU, no Hospital Infantil LUCILE PACKARD, da Universidade de STANFORD (ESTADOS UNIDOS). “No idioma hindi, o nome JAYA significa vitoriosa. É assim que ela se sentirá no futuro”, disse LEANNE MAHARAJ, de 26 anos, ao lado de KAMNEEL MAHARAJ, 31 anos, pais da menina. JAYA foi diagnosticada com uma grave doença no coração quando ainda estava no útero. Quando nasceu, seu coração batia 45 vezes por minuto, enquanto um recém-nascido normalmente tem entre 120 e 150 batimentos. De acordo com os cirurgiões do LUCILE PACKARD, a bebê teria apenas algumas horas de vida caso o marca-passo não fosse instalado .     

Morreu hoje, aos 82 anos, em NOVA YORK, o tenor norte-americano CHARLES ANTHONY, que participou de 57 temporadas do METROPOLITAN OPERA HOUSE. Recordista em apresentações na casa, ANTHONY cantou 2.928 vezes no MET, interpretando 11 papéis em 69 óperas. Sua estréia foi em 1954 na ópera BORIS GODUNOV, de MUSSORGSKY, fazendo um pequeno papel, SIMPLETON, mas muito elogiado pela crítica,que previu um grande futuro para o cantor. De fato, ele representou os principais papéis do repertório clássico, como DON OTAVIO, da ópera DON GIOVANNI. Filho de imigrantes italianos, ele nasceu CALÓGERO ANTÔNIO CARUSO, em 15 de julho de 1929.

2 013     :      -       SÁBADO
Tenho de colocar em minhas memórias muita coisa que ficou para trás nestes últimos dias. São apontamentos que faço em 4 de fevereiro, por ocasião da abertura do Ano Judiciário, em 5 e 7 de fevereiro. Como levantei tarde neste sábado, as horas passam voando. Recebo um telefonema do MARIANO TAGILIANETTI. Ele reside em CURITIBA, mas está em SÃO PAULO, hospedado no HOTEL IBIS, na AVENIDA PAULISTA. Tinha convidado a LUCINDA e eu para um almoço neste sábado. Ocorre que ela ainda sofre o problema da queda no quintal de casa (dia 30 de dezembro). Falamos sobre o sentido nacional que estamos dando à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Há uma necessidade de se mudar o Estatuto e isso é algo que precisamos pensar seriamente neste 2013. Ainda mantenho a idéia de federalizar a Sociedade, principalmente agora que nossos últimos heróis estão morrendo. Marcamos um encontro para dia 25 de fevereiro.

O Diário Oficial de hoje publica transferências para a reserva do MAJOR PM CÉLIO EGÍDIO DA SILVA, da DEC, no posto de TENENTE-CORONEL PM e da TENENTE-CORONEL PM TÂNIA MARA SATORI BORGES LIMA no posto de CORONEL PM. CÉLIO EGÍDIO nasceu em 23 de novembro de 1965. Entrou para a PMESP em 4 de fevereiro de 1985. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1988. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1989; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1990; CAPITÃO – 24 de maio de 2003; MAJOR – 15 de dezembro de 2010.
TÂNIA MARA nasceu em 3 de setembro de 1963. Entrou para a PMESP em 28 de janeiro de 1983. Tenho apenas as datas de suas promoções a 2º TENENTE (27 de outubro de 1988) e 1º TENENTE (24 de maio de 1990).

POLÍCIA MILITAR
Decretos de 15-2-2013
Aplicando, a pena de demissão à vista do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça Militar, nos autos do Conselho de Justificação 219-11 - TJMESP - volumes I ao IX (processo de origem GS 922-10-SSP), que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível o 1º Ten. PM RE 100321-6 Andressa Silvestrini Sartoreto, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e decretou a perda de seu posto e patente, aplica-lhe, nos termos do art. 23, I, alínea "c", e parágrafo único, da LC 893-2001, a pena de demissão, a produzir efeitos desde 8-1-2013.
Promovendo, nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, por merecimento, os Tenentes-coronéis PM 822256-8 
Nivaldo César Restivo, do 1º BPChq e 822226-6 Cássio Roberto Armani, do CCB.
Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção, os Coronéis PM:
822256-8 Nivaldo César Restivo, no CPA/M-10 e 822226-6 Cássio Roberto Armani, no CPI-1.
Transferindo, por conveniência do serviço, os Coronéis PM:
790459-2 Maércio Ananias Batista, da APMPMSP para C Mil, adido ao EM/E; 822413-7 Sérgio de Souza Merlo, da DEC para o EM/E Coord Op; 801177-0 Roberval Ferreira França, do CPI-1 para a APMSSP; 771818-7 Carlos Botelho Lourenço, do EM/E Coord Op para a DEC; 830571-4 Carlos Eduardo Falconi do CPA/M-10 para a APMPMSP.
Transferindo para reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2°, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Maj PM, e o parágrafo 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-15, o(s) Ten Cel PM 852023-2 Celio Egidio da Silva – DEC  - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-296/13 - Pr. 2.461.578/13).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2°, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e o parágrafo 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-11, o(s) 2º Ten QEOPM 831719-4 Marco César de Souza Pinto - 51º BPM/M - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-0292/13 - Pr. 2.313.184/13).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2°, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 830195-6 Tânia Mara Saturi Borges Lima - DEC – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-293/13 - Pr. 2.461.455/13).
Nos termos do artigo 28 do Decreto-lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2°, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-11, o(s) 2º Ten QEOPM 811313-A Valmir Raul Pavan - 10º BPM/M - Santo André/SP, (TLTS e FRCTS DP-302/13 - Pr. 2.321.567/13).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2°, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-11, o(s) 2º Ten QEOPM 843348-8 Edson Augusto de Souza - 36º BPM/I - Limeira/SP, (TLTS e FRCTS DP-0305/13 - Pr. 2.288.636/13)
Nos termos do artigo 28 do Decreto-lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2°, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-11, o(s) 2º Ten QEOPM 821163-9 Fábio Xavier da Rocha - 49º BPM/M - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-0297/13 - Pr. 2.329.993/13)
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2°, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-11, o(s) 2º Ten QEOPM 831550-7 Oscar Tacachi Kikuchi - 47º BPM/I - Campinas/SP, (TLTS e FRCTS DP-0289/13 - Pr. 2.266.384/13).

O técnico de computadores CARLOS ALEXANDRE AZEVEDO, de 40 anos, provavelmente foi a mais jovem vítima dos torturadores do período da ditadura militar no país. Em 1974, com apenas 1 ano e 8 meses, foi arrancado de sua casa e torturado na sede do DOPS. Seus pais, o jornalista e cientista político DERMI AZEVEDO e a pedagoga DARCY ANDOZIA, eram acusados de dar guarida a militantes de esquerda, principalmente aos integrantes da ala progressista da Igreja Católica. DERMI já estava preso. E a polícia foi em busca de DARCY. Um dos policiais, irritado com o choro do bebê, que ainda não havia sido alimentado, atirou-o ao chão, provocando ferimentos em sua cabeça. Com a prisão de DARCY, também o menino foi levado para o DOPS, onde chegou a ser torturado com pancadas e choques elétricos. CARLOS ALEXANDRE nunca de recuperou. Aos 37 anos, teve reconhecida sua condição de vítima da ditadura e recebeu uma indenização, mas nunca pôde trabalhar regularmente. “Muita gente ainda acha que não houve ditadura nem tortura no BRASIL. No julgamento em BRASÍLIA, me senti compreendido. As pessoas sabiam que o que eu vivi foi verdade. A indenização não vai apagar nada do que aconteceu na minha vida, mas a anistia é o reconhecimento oficial de que o Estado falhou comigo. Para mim, a ditadura não acabou. Até hoje sofro os seus efeitos. Tomo antidepressivo e antipsicótico. Tenho fobia social”, disse em entrevista à revista “ISTO É”, em 2010. CACÁ, como era carinhosamente chamado, morreu neste 16 de fevereiro. “Meu coração sangra de dor. O meu filho mais velho, CARLOS ALEXANDRE, suicidou-se com uma overdose de medicamentos. O suicídio é o limite de sua angustia. Conclamo a todas as pessoas que orem por ele, por sua mãe, DARCY, e por seus irmãos DANIEL, ESTÊVÃO e JOANA, para que a sua/nossa dor seja aliviada. Tenho certeza de que CACÁ encontra-se no paraíso, onde foi acolhido por Deus. Meu filhinho, você sofreu muito. Só Deus pode copiosamente banhar-te com a água purificadora da vida eterna”, escreveu DERMI, no FACEBOOK.   

Se ainda está longe da forma que o fez virar ídolo no Santos, Paulo Henrique Ganso mostrou neste sábado um pouco da estrela que tinha na época em que atuava na Vila Belmiro, e definiu a vitória do São Paulo diante do Ituano, no Morumbi. Pouco depois de entrar em campo, o meia marcou de cabeça o terceiro gol da equipe na vitória por 3 a 2, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. O resultado levou o São Paulo aos 13 pontos e fez a equipe entrar na zona de classificação para as quartas de final, na quarta colocação. Na próxima rodada, seu adversário será o Linense, no próximo sábado, novamente no Morumbi. Já o Ituano estacionou nos nove pontos, na 13.ª colocação, e terá pela frente o Guarani no domingo que vem, no Novelli Júnior. O São Paulo chegou a ficar duas vezes na frente antes de garantir a vitória, mas deixou o Ituano empatar em ambas as oportunidades. O jogo foi de baixo nível técnico e contou com muitos erros, inclusive do goleiro Rogério Ceni, que tomou um frango no primeiro gol do adversário. O JOGO - O time da casa tomou conta da partida e passou no início e, aos 12 minutos, criou a primeira grande chance. Jadson recebeu na meia-lua e deu ótima enfiada para Osvaldo, que tentou fintar o goleiro, mas acabou ficando sem ângulo e não conseguiu finalizar. Osvaldo era a principal peça no ataque são-paulino e não demoraria para abrir o placar. Aos 18 minutos, ele recebeu outra boa enfiada de bola de Jadson após jogada iniciada por Denilson. O atacante dominou deixando Leandro Silva para trás e tocou no canto direito de Anderson. O gol diminuiu o ânimo das duas equipes e a partida só ganhou em emoção com o empate do Ituano aos 30 minutos, graças a uma falha individual. Kleiton Domingues dominou pela direita e bateu fraco de esquerda. Parecia uma defesa fácil para Rogério Ceni, mas a bola quicou, raspou em suas mãos e ainda tocou na trave antes de entrar. Cinco minutos depois, o goleiro teve a chance de se redimir em cobrança de falta próxima à área. Ele bateu bem, por cima da barreira, mas a bola tocou no travessão. O São Paulo chegava com facilidade até a intermediária do Ituano, mas parava na forte marcação da defesa, o que deixou o jogo morno. A última boa chance do primeiro tempo foi dos visitantes. Após bela triangulação, Thiago Bezerra tirou Denilson ao dominar no peito e saiu livre, na entrada da área. O atacante finalizou cruzado, mas pegou mal e jogou fora uma ótima chance. Insatisfeitos com o desempenho, alguns são-paulinos vaiaram a equipe na saída para o vestiário. Logo no início do segundo tempo, no entanto, o time da casa voltou a ficar na frente. Aos cinco minutos, Jadson bateu falta da intermediária, Lúcio tentou desviar, mas a bola passou por todo mundo e entrou no canto esquerdo de Anderson. A arbitragem confirmou o gol para o meia. Ao contrário do que aconteceu no primeiro tempo, desta vez o gol animou o São Paulo, que chegou novamente com perigo três minutos depois, em bela ajeitada de calcanhar de Luis Fabiano que Jadson bateu em cima de Anderson. A resposta do Ituano aconteceu aos 14, em cobrança de falta de Fernando Gabriel que passou raspando o travessão. Apesar da oportunidade, o Ituano pouco incomodava e o São Paulo criou outra grande chance. Douglas tabelou com Aloísio, entrou na área pela direita e foi passando pelos marcadores antes de chutar de esquerda, cruzado. A bola bateu na trave e sobrou para Luis Fabiano, que, sozinho, isolou. Quando parecia que o jogo estava controlado, o time do interior chegou novamente ao empate. Leandro Silva recebeu belo lançamento pela direita, avançou com a bola e rolou para o meio. Adailton entrava sem marcação e só teve o trabalho de tocar para o gol. Com a igualdade, o São Paulo se afobou e passou a cometer muitas falhas. Em um erro na saída de bola, Cortez entregou para Fernando Gabriel, que chutou com perigo, à direita de Rogério. Mas quem conseguiu chegou ao gol da vitória foi o time da casa, com Paulo Henrique Ganso, que havia entrado no segundo tempo. Aos 43 minutos, o meia recebeu cruzamento de Osvaldo e cabeceou bem para definir o placar.

RAFAEL NADAL passou por um sufoco inesperado, mas venceu o argentino MARTIN ALUND por 2 sets a 1 e chegou à final do ABERTO DO BRASIL. Na decisão, ele enfrenta o argentino DAVID NALBANDIAN, que pouco antes havia passado pelo italiano SIMONE BOLLELI. O título do ATP nacional será definido às 13 horas de domingo, no Ginásio do IBIRAPUERA.

estadao.com.br (© Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.) - Atualizado: 16/02/2013 13:30 | Por JOSÉ MARIA TOMAZELA, estadao.com.br (Policiais são presos em Sorocaba por desvio de cocaína): Três policiais civis, entre eles dois investigadores do Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) da capital, foram presos pela Polícia Federal na madrugada de hoje, com 308 kg de cocaína desviados do departamento. Os policiais davam cobertura para dois traficantes que transportavam a droga pela rodovia Castelo Branco, em direção a Sorocaba. A abordagem foi feita no km 44, em Araçariguama. Os traficantes também foram presos e três veículos foram apreendidos. De acordo com o delegado chefe da PF em Sorocaba, Roberto Boreli Zuzi, a atuação criminosa dos policiais vinha sendo investigada há um ano. Eles tinham ligações com uma rede de tráfico boliviana e agiam para que a droga não fosse apreendida, inclusive fazendo a escolta dos bandidos. Os policiais também faziam apreensões simuladas, permitindo a fuga dos traficantes, e desviavam parte da droga apreendida. Também desviavam drogas apreendidas pelo departamento e repassavam aos traficantes. Um dos veículos usados pela quadrilha foi apreendido em São Paulo e, além de parte da droga, duas malas com dinheiro - reais e dólares. Os três policiais foram autuados em flagrante na Delegacia da PF de Sorocaba e seriam levados para a prisão especial da Polícia Civil, na capital. Os dois traficantes foram levados para o Centro de Detenção Provisória de Sorocaba. A Secretaria da Segurança Pública informou em nota ter pedido cópia do inquérito da PF para a instauração, pela Corregedoria da Polícia Civil, de procedimento disciplinar contra os policiais.

40 presos foram transferidos na manhã deste sábado, dia 16, de penitenciárias de seis cidades de Santa Catarina para presídios federais, na maior operação do tipo feita em conjunto entre Estado e União. Três dos presos são integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e os demais 37 fazem parte do Primeiro Grupo Catarinense (PGC). Os transferidos foram apontados pelas autoridades como responsáveis pela onda de atentados ocorridas no Estado. Eles foram transportados em dois aviões Hércules, que deixaram o Estado no hoje de manhã. Os mesmos aviões haviam trazido ontem os integrantes da Força Nacional de Segurança, que ajudaram na operação. Por questão de segurança, as autoridades ainda não revelaram o estado dos presídios para onde esses presos foram transferidos. O anúncio dos resultados da operação foi feito ontem pelo governador Raimundo Colombo (PSD) e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo. "Estamos quebrando a espinha dorsal do crime organizado", afirmou o governador. Desde 30 de janeiro, as autoridades contabilizaram 104 ocorrências praticadas sob a orientação de facções criminosas, entre incêndios a ônibus, disparos contra viaturas e bases policiais, entre outros alvos. Uma primeira onda de atentados já havia ocorrido em novembro. Além da transferência dos presos, as polícias fizeram uma série de operações para cumprir 70 mandados de prisão. Florianópolis e outras 11 cidades foram alvos das operações. Até o final da manhã, 25 pessoas tinham sido presas, incluindo uma advogada acusada de passar informações aos criminosos e de integrar a facção. Outros 45 mandados foram cumpridos para presos, que foram acusados de dar as ordens para os ataques dentro dos presídios. A maioria dos presos foi acusada de levar informações do interior dos presídios para as ruas. Cinco são advogados. Simone Gonçalves Vissoto, detida em Campecheno sul da Ilha, Gustavo Gasparino Becker e Francine Bruggenna, presos em São José, na grande Florianópolis, foram acusados de associação o crime organizado. Os demais presos são familiares e amigos dos presos que aproveitavam as visitas para repassar as ordens da facção. Uma das operações estratégicas ocorreu neste sábado no Morro do Horácio, local onde o traficante Rodrigo da Pedra, considerado um dos principais responsáveis pela crise, domina os negócios. A mulher de Rodolfo, acusada de comandar o tráfico no Morro, alvo principal das buscas, não foi encontrada. Familiares do traficante foram detidos para interrogatório. O ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, negou que exista a possibilidade de a transferência fortalecer os criminosos e aumentar a rede de contatos deles com outras facções. Em 2010, quando a existência da facção foi assumida em Santa Catarina, 40 presos foram transferidos para presídios federais. Depois eles voltaram para as penitenciárias do Estado. E os ataques passaram a ocorrer. "Não existe nenhuma informação de que presos ampliam seus contatos em presídios federais. Lá eles são isolados e seus contatos são cortados", disse o ministro.
Descendente de libaneses, o paulistano JOSÉ RICARDO MORAES NAMURA, de 65 anos, desde de menino mostrou interesse pela área que atuaria por um longo tempo de sua vida. Ainda garoto cuidava das contas da família. Aos 30 anos, já era considerado um dos melhores do mercado financeiro. Aos 45 anos, tornou-se presidente do BRB (Banco Regional de Brasília). Ele também teve passagens pela FINASA, pelo DIGIBANCO e na corretora SHARP, mas foi em 2000 que ele resolveu colocar a mão na massa. Junto com o amigo ROBERTO LOSCALZO abriu a pizzaria VERIDIANA, em HIGIENÓPOLIS, na Centro de SÃO PAULO. Instalada em um casarão construído em 1903, a VERIDIANA foi considerada pela revista norte-americana “CONDÉ NAST TRAVELET”, de abril de 2003, como o “salão de pizzaria mais transado do mundo”, além de ter sua comida elogiada. Entre os vários ambientes da casa, há uma aconchegante adega com iluminação indireta e à luz de velas. Na entrada, um piano divide o espaço com um imponente balcão de bar. Em 2005, a dupla de empresários montou uma segunda unidade, nos JARDINS, e outra deve ser aberta nos próximos meses, em PERDIZES. ZAZÁ, como era carinhosamente chamado, também amava os esportes. Dos 17 aos 25 anos, foi goleiro de pólo aquático no ESPORTE CLUBE PINHEIROS, sendo campeão brasileiro por diversas vezes. Aos 50 anos, JOSÉ RICARDO foi convidado a jogar no Mundial de Pólo Aquático pela seleção máster. Um dia antes do início da competição, machucou o ombro e não pode acompanhar o time. Ele também se aventurou em maratonas, mas há cerca de dez anos teve de parar de correr por causa de uma cirurgia no pé, o que o tirou das competições. Os amigos e parentes consideravam ZAZÁ uma pessoa muito espontânea, alegre, leal e bondosa. JOSÉ RICARDO MORAES NAMURA morreu hoje, dia 16 de fevereiro, no Hospital Oncológico SÃO JOSÉ. Tinha descoberto um câncer havia cinco meses. Ele deixa a mulher ANA CRISTINA e as filhas CAROLINA e CAMILA.

A ex-ministra e ex-senadora MARINA SILVA começou hoje a coleta de assinaturas para criação de um novo partido político que deve se chamar REDE DE SUSTENTABILIDADE. No ato de lançamento da sigla, a candidata derrotada ao Planalto em 2010 disse que a legenda não será “nem oposição, nem situação” em relação do governo DILMA ROUSSEFF e que uma nova disputa pela Presidência é uma “possibilidade.” Para os cerca de mil militantes e apoiadores da futura legenda, a candidatura da ex-ministra do governo LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA no próximo ano é mais que um sonho. “BRASIL URGENTE, MARINA PRESIDENTE”, gritaram os presentes ao ato.

Uma das colônias que mais influenciaram a vida paulistana no último século voltou a crescer. A nacionalidade síria, que nem sequer constava mais da lista de refugiados no BRASIL, passou a ocupar o sexto lugar em 2012 – e a maioria dos imigrantes acaba em SÃO PAULO, onde foram feitos 67% dos pedidos. Para acolher os recém-chegados, comerciantes e empresários compatriotas arrecadam recursos para alugar casas e comprar comida. O motivo da nova onda migratória é a guerra civil no país do Oriente Médio que, prestes a completar dois anos, já matou cerca de 70 mil cidadãos e obrigou mais de 700 mil a fugir.

Um carro que levava a equipe de seguranças do cantor e vice-prefeito de SÃO BERNARDO DO CAMPO, FRANK AGUIAR, foi abordado por ladrões na entrada do túnel da VILA ZILDA, no GUARUJÁ, litoral de SÃO PAULO, nesta madrugada. O cantor informou pelas redes sociais que não estava no automóvel, atingido por pelo menos nove tiros, segundo as informações iniciais – seis no vidro e três no para-brisa. O túnel fica na entrada da cidade, no acesso a uma das maiores favelas do GUARUJÁ. FRANK AGUIAR diz que seus seguranças foram surpreendidos por um suspeito armado, que passou a atirar contra o veículo. Mas os tiros não pegaram em ninguém.

Cartas escritas por GIL RUGAI e por sua avó paterna ODETTE CORONA RUGAI, já morta, virão a público como parte da estratégia da defesa para o julgamento do estudante acusado de matar o pai e a madrasta há quase nove anos. O crime aconteceu na mansão onde o casal morava, em PERDIZES, na zona oeste de SÃO PAULO. Parte do material foi cedido ao jornal O ESTADO pelos advogados THIAGO GOMES ANASTÁCIO e MARCELO FELLER, responsáveis pela defesa de GIL. O júri está previsto para começar na segunda-feira, dia 18 de fevereiro. As cartas revelariam a dor da família e as saudades de LUIZ CARLOS RUGAI, de 40 anos, morto a tiros ao lado da mulher ALESSANDRA DE FÁTIMA TROITINO, de 33 anos, em 28 de março de 2004. Ambos foram atingidos pelas costas. Segundo a denúncia, o estudante de Teologia que sonhava em ser padre matou o casal por dinheiro. A acusação sustenta que o motivo do crime foi a descoberta por LUIZ CARLOS de um desfalque de 150 mil reais na produtora de vídeo da família. GIL seria o responsável e premeditou o duplo homicídio de forma “fria e calculista”.  

Depois de negar por dias que o Conclave para definir o sucessor de BENTO XVI pudesse ser antecipado, o porta-voz da Igreja, FEDERICO LOMBARDI, disse hoje que a data originalmente pensada – a partir de 15 de março – deve ser mudada para a primeira quinzena do mês. O papa pretendia, com a renúncia, pôr fim às disputas internas na cúpula da IGREJA, mas seu ato aprofundou a divisão da Cúria e não são poucos os que temem um Conclave mais longo que acirre rivalidades e afete a imagem da Igreja. Na prática, a escolha do novo pontífice já começou. Em discretos restaurantes de ROMA e apartamentos privados, os cardeais se lançaram a uma campanha para influenciar o futuro da Igreja e posicionar eventuais candidatos.

O cantor TONY SHERIDAN, que tocou com os BEATLES em diversas gravações feitas em HAMBURGO, em 1961, morreu neste sábado, aos 72 anos. Um comunicado foi postado por sua família em sua página no FACEBOOK. A causa da morte não foi divulgada. SHERIDAN entrou para a história da música pop depois de participar das primeiras gravações dos BEATLES, como MY BONNIE, lançada sob seu próprio nome, que chegou à quinta colocação do hit parade alemão. O músico, que conheceu a banda e o então baterista do grupo, PETE BEST, no início dos anos 1960, esteve no BRASIL em 2011, quando se apresentou ao lado de uma banda cover dos BEATLES.    

2 014    :     -     DOMINGO
Consigo, neste domingo chuvoso, organizar minhas memórias. O computador continua dando algumas mancadas. Uma notícia muito desagradável é a comunicação do falecimento do desembargador ÁLVARO LAZZARINI;
Por volta das 17:20 horas, através o CORONEL PM CARLOS FUGA, do NINHO DAS ÁGUIAS, vem a notícia da morte do DOUTOR ÁLVARO LAZZARINI.
Irmãos
Com pesar noticio o falecimento de nosso eterno Tenente e mestre, o Dr Alvaro Lazzarini ocorrido nesta tarde no Hospital Oswaldo Cruz. O velório será no TJ e ainda não tenho notícias do sepultamento. Que fique em nossas mentes a maravilhosa mensagem escrita pelo coração do Arruda. Deus receba essa grande alma e acalme os corações que ficam com a perda. Donizeti
  Alvaro Lazzarrini
Luiz Eduardo Pesce de Arruda
(ex-aluno e Coronel da Reserva da PM)

Ele não pôde correr a São Silvestre em 2013. Contrariando suas expectativas e seu otimismo contagiante, assistiu a passagem de ano internado no hospital.
Dura luta tem enfrentado. Mas a enfrenta com que estoicismo, com que dignidade! Não reclama, não maldiz, não questiona. Continua o mesmo soldado, que tem sido a cada dia de sua rica existência.
O Mestre Lazzarini é um herói de nosso cotidiano.
Filho de operário, decidiu um dia ser cadete da Força Pública. E deixou sua querida Jundiaí natal, para nunca mais voltar. Triste sina, aliás, que nos irmana a todos nós, que somos caipiras, cheios de orgulho e saudade da terra natal,exilados na cidade grande.
Como cadete, seus instrutores o reputavam modelar. Elegante, inteligente, disciplinado, simpático com as pessoas, humano com os subordinados, bom camarada dos pares, respeitoso sem ser servil para com os superiores.
Sua mãe se preocupava com sua saúde e lhe enviava conselhos para se alimentar bem e se agasalhar do frio do Barro Branco. E demonstrava, a cada pagina, todo o orgulho de ter um filho aspirando ao Oficialato.
Um dia, conheceu Heidi, que se tornaria sua fiel companheira por todos os dias enquanto ela viveu.
Lazzarini concluiu a Academia, serviu em unidades operacionais e foi levado à Assessoria Militar da Secretaria de Segurança Pública. Nos dias turbulentos de revolução, não podia ir para casa. E Heidi, com a prole a tiracolo, ia visitar o marido e levava lasanha para poderem almoçar juntos.
 Lazzarini estudou Direito na PUC de Campinas.
Começou a apresentar modestas contribuições à revista “Militia”. Umas delas, sobre prisão especial, mereceu delicada censura do editor:
– Tenente, seja menos pretensioso. Seja mais objetivo e use menos citações.
Estudando Direito, foi aí que despertou seu desejo de cumprir sua outra missão na Terra, a de Juiz. No começo, Heidi, filha do Desembargador Valentim Alves da Silva, resistiu:
– Álvaro, você já tem uma carreira tão linda, porque mudar agora?
Mas era o que ele queria.
E em 1965, ingressou na Magistratura.
Foi um Juiz impecável, do mesmo modo como foi impecável enquanto Oficial da ativa.Humano, estudioso e responsável.
Íntegro em cada gesto, incorruptível, abalou amizades e despertou a ira dos poderosos, pois nunca admitiu pressões, viessem de onde viessem, que pudessem, de alguma maneira, influenciar suas sentenças.
Orgulhoso de sua condição de Oficial da Reserva, um dia foi ao Quartel do Comando Geral, a pedido do Comandante Geral, em plena efervescência do processo constituinte de 1988.
A sentinela não permitiu que subisse a escadaria:
- Senhor,essa escada é reservada aos Oficiais.
- Mas eu sou Desembargador e estou aqui chamado por seu Comandante!
- O Senhor me desculpe, mas não posso abrir exceção...
- Mas eu sou Tenente da Reserva...
O rosto do Soldado se iluminou:
- Bom, nesse caso então pode!
Em 1967 já era docente da Academia, Mais que isso, foi, ano após ano, se tornando um ídolo dos Alunos.
Sentado, sem recurso a nenhum apontamento escrito, com calma e tranquilidade, Alvaro Lazzarini discorria sobre os mais complexos temas do direito administrativo com a propriedade de quem parecia dissecar o espírito do autor, Hely Lopes Meirelles. Poucos sabiam, porém,que o Professor Hely também era grande admirador da inteligência, lealdade e reta conduta de seu antigo assistente na Secretaria da Segurança Pública, o Tenente Lazzarini.
As reflexões do Mestre Lazzarini, como num processo catártico, compeliram-no a escrever. Prolífico e elegante erigiu, com o suceder dos anos, uma obra vasta, em que nunca se contradiz, mas se complementa, não se repete, mas se projeta avante, a partir de conceitos construídos nas obras anteriores.
Fruto de uma convicção solidamente enraizada na alma, despretensioso e honesto intelectualmente como em cada gesto de sua vida, lançou,sem nunca haver pretendido, os fundamentos de uma nova área do saber, o Direito Administrativo da Ordem Pública.
Hoje, não há autor, no Brasil ou em Portugal, que trate do tema sem citá-lo.
Alguns discordam dele. Uns, grandes juristas, debatem com ele, alimentando meritória discussão acadêmica. Outros, por pequenez, inspirada na intolerância ideológica, pela incapacidade de admitir que pessoas inteligentes podem trilhar caminhos próprios com liberdade, não o engolem. Outros ainda, servos de interesses corporativos menores, monitoraram seus passos e o combateram. Amado por muitos, incômodo para alguns, respeitado por todos, mesmo por aqueles que evitam cumprimentá-lo, quando cruzam com ele no lobby do edifício onde mora.
Lazzarini tem um vício e uma paixão, que bole com sua alma, e o faz rir e chorar. Essa paixão tem nome. Chama-se Polícia Militar.
Tendo deixado o serviço ativo, Lazzarini fez mais pelas Polícias Militares que a maioria de nós possamos ter feito, depois de décadas de serviço.
Em um tempo de governantes indecisos e vacilantes, Lazzarini sempre defendeu as polícias militares com unhas e dentes, com clareza, sem reservas ou meias-palavras, usando as armas que melhor domina: a inteligência e a caneta que, precocemente, trocou pelo teclado do computador.
Nunca negou as dificuldades da missão de servir e proteger. Mas sempre assumiu que ama essa Instituição, presente nas cidades estradas e florestas do Brasil inteiro, servindo o protegendo os mais vulneráveis.
Trilhou uma carreira fulgurante. Foi desembargador e chegou à iminência da Presidência do TJ. Mas faltou-lhe um voto. Presidiu então o TRE em período de grande agitação política, na primeira eleição de Lula.
Nesse momento tão complexo, a conduta reta e serena do Magistrado angariou- lhe o respeito de todos os candidatos.
Por amar a PM, e não esconder isso de ninguém, recebeu um carimbo. E pagou alto preço por isso. Mas nunca reclamou, pois sabia exatamente o que fazia.
Seus filhos seguiram suas vidas, e cada qual alcançou aquilo que pretendia. O pai, acompanhando de perto os tropeços e as vitórias, vibrava com cada conquista. Mas Alexandre resolveu abraçar a carreira do pai e, um dia, Alvaro Lazzarini confidenciou, com justo orgulho:
- Meu filho será o próximo Desembargador do Tribunal de Justiça!
Mas um dia Heidi ficou doente. Ela, sua companheira de todas as jornadas, mãe extremosa de três filhos, avó, cantora lírica, uma das maiores conhecedoras de ópera do Brasil e promotora cultura do belo canto, que o secretariava e apoiava, iria deixá-lo. Mas, generosa e serena, recomendou aos filhos:
- Seu pai precisa casar-se de novo.
E Lazzarini, talvez como uma recompensa do Céu por sua vida reta, encontrou Marta, uma dentista inteligente, agradável e bem sucedida. E teve início, ali, umalinda história de amor.
Marta zela pela memória de Heidi com a grandeza e a segurança que só as grandes mulheres podem fazê-lo. E acompanha o seu amado nos momentos de glória, de alegria e, como agora, nos momentos de dor.
Lazzarini está doente. Mas é atleta, foi um dos fundadores do fisiculturismo como esporte no país e nunca deixou de cuidar de sua forma física. Talvez isso explique sua admirável resistência à dor e ao desânimo.
E preserva nele a inteligência aguda, a sensibilidade pela dor alheia e o bom humor, que o faz capaz de rir de suas próprias limitações.
Ele não correu a São Silvestre. Mas sua sobrinha, jovem juíza, correu por ele e lhe presenteou com a medalha que ganhou. E confessou:
- Tio, corri cada metro desta prova pensando em você.
A vida é um dom de DEUS. ELE dá e ELE tira, obedecendo a uma lógica que nós, seres humanos, nunca poderemos compreender em nossa pequeneza. E a hora de cada um de nós só a ELE pertence.
Mas pedimos humildemente ao Pai que a vida de Alvaro Lazzarini seja preservada, que sua saúde seja restaurada para que, todos nós, soldados, sargentos, oficiais da ativa e da reserva, amigos e familiares possamos cercá-lo em dezembro de 2014, em uma corrente de amor e gratidão e, juntos, caminharmos os quinze quilômetros que separam a largada, na Avenida Paulista, nas proximidades da Alameda Ministro Rocha Azevedo, da chegada,defronte ao prédio da Gazeta Esportiva.
E a cada passo iremos recordando juntos tantas histórias. A do policial que atendeu a uma ocorrência em sua casa e que, sabendo que ele era juiz, perguntou se era federado e se pretendia apitar pela FIFA. O aluno que compôs a Canção do Regimento em meio à sua aula, enquanto o outro aluno, cavalariano, via nascer o Hino de sua amada Unidade e chorava emocionado. E a quem o Mestre Lazzarini, divertido, perdoou 15 anos depois no café dos Oficiais da Academia do Barro Branco. De seus embates no Congresso. De suas viagens aos confins do Brasil, para defender a causa das Polícias Militares. A vida dos amigos que já partiram.  As homenagens recebidas, com a modéstia que só os iluminados podem exibir, sem parecer falso.
Hoje, ri quando se lembra de sua estreia como autor jurídico. E concorda que, para um tenente pretensioso, até que foi bem longe.
Alvaro Lazzarini, em plena vida, já é um mito. E as próximas gerações, por todo o sempre, falarão dele com carinho e respeito. Desembargador Alvaro Lazzarini: o Tenente Defensor Perpétuo das Polícias Militares.
04Fev14 – 18:10 h.

ESTOU REPASSANDO ESTA MATÉRIA QUE RECEBI DE ROBERTO DE ALMEIDA.
REPASSANDO. PERGUNTAS  OPORTUNAS. COMENTÁRIO: COM  RELAÇÃO AO ASSUNTO  "BLACK  BLOCS" JÁ TIVE A OPORTUNIDADE  DE EXPRESSAR MINHAS DÚVIDAS HÁ ALGUM TEMPO, UMA RÁPIDA RECAPITULAÇÃO É NECESSÁRIA:
1.- EM JUNHO DO ANO PASSADO O BRASIL PRESENCIOU UMA DAS MAIORES MANIFESTAÇÕES POPULARES DE SUA HISTÓRIA, QUANDO MILHARES DE PESSOAS, EM 150 CIDADES, PROTESTARAM CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS E CONTRA A SITUAÇÃO DO PAÍS EM GERAL. (IMPORTANTE: OS MANIFESTANTES NÃO PERMITIRAM A PARTICIPAÇÃO DE INDIVÍDUOS PORTANDO "BANDEIRINHAS DE PARTIDOS POLÍTICOS; OS QUE TENTARAM "APARECER" FORAM HOSTILIZADOS E TIVERAM SUAS "BANDEIRINHAS" DESTRUÍDAS.
2.- OS POLÍTICOS FORAM TOMADOS DE "SURPRESA".
3.- TEMENDO NOVAS MANIFESTAÇÕES., A PRESIDENTE DILMA PEDIU O APOIO DAS CENTRAIS SINDICAIS QUE APOIAM O GOVERNO. O RESULTADO FOI UM "FRACASSO". A "FOLHA DE SÃO PAULO" CHEGOU A DETECTAR QUE ALGUNS "MANIFESTANTES" ESTAVAM RECEBENDO DINHEIRO (PAGAMENTO)  PELA PRESENÇA;
4.- ENTÃO, POR UMA ESPÉCIE DE "PASSE DE MÁGICA"  SURGIRAM OS "BLACK BLOCS". LOUVADOS POR ALGUNS ÓRGÃOS DA IMPRENSA, QUE APROVEITAVAM  PARA "ATACAR"  A "AÇÃO POLICIAL"  DE REPRESSÃO À "BADERNA" (A MENOS QUE SE CONSIDERE "AVANÇO POLÍTICO" O QUEBRA-QUEBRA DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E O INCÊNDIO DE COLETIVOS).
5.- "CURIOSAMENTE", DESDE SEU "APARECIMENTO", OS "BLACK  BLOCS" CONCENTRARAM-SE NO ATAQUE A ESTABELECIMENTOS  PRIVADOS NO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO, CONSEGUINDO, GRAÇAS A "PASSIVIDADE" , "COVARDIA", "BURRICE" , OU "INCOMPETÊNCIA" DOS  GOVERNADORES DESTES ESTADOS, CONSEGUINDO, DIZÍAMOS,  "ACUÁ-LOS". CLARO QUE, NO RIO DE JANEIRO, ALGUMAS AÇÕES DO GOVERNO  ESTADUAL JÁ ESTAVAM SENDO CONTESTADAS PELA POPULAÇÃO. AS "MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS" (ANTES DOS "BLACK BLOCS" "APARECEREM" JÁ INDICAVA UM "CERTO GRAU" DE INSATISFAÇÃO COM O GOVERNO DO SENHOR "SERGINHO").
6.- NÃO ERA ESSE O CASO DE SÃO PAULO.
7.- A "IMPRENSA" CONTINUAVA  O SEU "POLICIAMENTO" DAS "AÇÕES DA POLÍCIA", A QUAL LEVAVA TODA A CULPA POR AGIR OU NÃO AGIR.
8.- DIANTE DESTES FATOS ERA ESPERADO QUE, MAIS CEDO OU MAIS TARDE, ACONTECESSE "ALGO MAIS GRAVE". E ACONTECEU. UM CÂMERA FOI ATINGIDO POR UM "PETARDO" E VEIO A FALECER.
9.- AS PRIMEIRAS NOTÍCIAS LEVANTAVAM A DÚVIDA QUE ELE PODERIA TER SIDO ATINGIDO POR "UMA BOMBA DE EFEITO  MORAL" LANÇADA, É CLARO, PELA POLÍCIA. ISSO FOI FACILMENTE DESCARTADO .
10.- IDENTIFICARAM OS "RESPONSÁVEIS". UM DELES, ESTRANHAMENTE, FOI DETIDO NA BAHIA , PARA ONDE TINHA FUGIDO (PROVAVELMENTE ESPERAVA-SE QUE O RESPONSÁVEL FOSSE ENCONTRADO EM ALGUM "CORTIÇO" DA "PERIFERIA" DE SÃO PAULO, ONDE  VIVERIA COM SUA FAMÍLIA, SALVO DA "FOME" PELO "BOLSA FAMÍLIA"); DIANTE DESTES "FATOS" CABE PERGUNTAR: "QUEM ESTÁ "FINANCIANDO" A "BADERNA"? QUAIS OS OBJETIVOS DOS  FINANCIADORES? QUE PAPEL OS "ARAUTOS" DA IMPRENSA ESTÃO DESEMPENHANDO?;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;ESSAS E OUTRAS PERGUNTAS  NÃO PODEM SER  "CALADAS"  E O GOVERNO TEM QUE RESPONDÊ-LAS.
DAÍ, A OPORTUNIDADE DE REPASSAR AOS AMIGOS AS "PERGUNTAS" ABAIXO QUE ME FORAM ENVIADAS; A DESCRIÇÃO DOS FATOS ACIMA É NECESSÁRIA PARA COLOCAR A QUESTÃO NA PERSPECTIVA CORRETA. OS  "FATOS" SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE AS  "VERSÕES".......ROBERTO                            
REPASSANDO.  BOAS PEGUNTAS...
Assunto: Black Bloc
Pra vocês pensarem...
Em Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014 10:46, Celso Carrera <ccarrera58@gmail.com> escreveu:
Perguntar não ofende.
Por quê o Black bloc só destrói São Paulo e Rio de Janeiro? Por quê o Black bloc não protesta contra o PT e seus corruptos? Por quê o Black bloc não protesta em Brasília, onde está a maioria de corruptos, no Senado e na Câmara?  Por quê o Black bloc não protesta contra o aumento absurdo do IPTU, feito pelo petista Haddad em São Paulo? Por quê o Black bloc não protesta contra o Mensalão? Maior caso de corrupção do Brasil? Por quê o Black bloc não protesta contra a corrupção no Brasil, manifesta e vandaliza o Instituto Lula, os diretórios do PT, e base alugada, na frente das casas do Lula, Zé Dirceu, João Paulo, Delúbio, Genoino, casa da Rose, da Erenice, do Palocci e do Fernando Pimentel? Por quê o Black bloc não protesta contra a privatização do Pré-sal, entregue a amigos do PT quase de graça? Por quê o Black bloc não tira a máscara e mostra a cara? Por quê o Black bloc só protesta contra o governador Geraldo Alckmin, cabral e Paes?? Por último, quanto o PT paga para essa corja ?
O CORINTHIANS vencia o PALMEIRAS por 1 a 0 até os 36 minutos do segundo tempo, quando duas alterações mudaram a história de um clássico que parecia fadado a ser de redenção para os alvinegros. Com o objetivo de segurar um resultado precioso em tempos de crise, MANO MENEZES trocou ROMARINHO por JOCINEI. Foi a senha para GILSON KLEINA fazer uma aposta de risco, ao substituir WELLINGTON por DIOGO. No minuto seguinte, JOCINEI deixou a bola escapulir no meio campo e a redonda chegou aos pés de DIOGO. Em seu primeiro lance, o atacante cruzou sob medida para ALAN KARDEC se antecipar a FELIPE e empatar o DÉRBI, no PACAEMBU.
O placar de 1 a 1 soou como um castigo para o TIMÃO, que, no início da etapa final, transformou FERNANDO PRASS no homem do jogo. O goleiro alviverde fez três defesas difíceis antes de ROMARINHO anotar seu quinto gol em quatro DÉRBIS.
O SANTOS entrou hoje em campo invicto, com a melhor defesa e a melhor campanha do PAULISTÃO. Mas, com direito até a pênalti cometido por LEANDRO DAMIÃO, o PEIXE perdeu para o PENAPOLENSE por 4 a 1 e deu adeus à invencibilidade de sete partidas no estadual. Apesar disso, o time de OSWALDO DE OLIVEIRA ainda lidera o Grupo C, com 19 pontos. Graças à vitória de hoje, o PENAPOLENSE ultrapassou o SÃO PAULO e assumiu a liderança do Grupo A, com 15 pontos.
O torcedor do ITUANO tem muito o que comemorar. Afinal, o time venceu o BRAGANTINO, dentro de casa, por 2 a 0, nesta noite, e complicou a vida do CORINTHIANS. A vitória deixou o ITUANO em segundo lugar no Grupo B, enquanto o BRAGANTINO é o vice-líder da Chave D, com 13 pontos. Restando apenas sete jogos para o fim da primeira fase, o time de ITU tem 15 pontos na tabela, contra 8 do TIMÃO.
Outro dono da casa que venceu hoje foi o LINENSE, que bateu o PAULISTA, em JUNDIAÍ, por 1 a -, com um gol do veterano RODRIGO TIUÍ. Após oito rodadas, o time ocupa a terceira colocação do Grupo A, com dez pontos ganhos. O PAULISTA é o lanterna do Grupo C, com dois pontos e a pior campanha do estadual.

A auxiliar de produção, VIVIANE ROSA DOS SANTOS, de 34 anos, e o namorado, o motorista ROSILDO DONIZETE PEREIRA, de 48 anos, foram assassinados a tiros, dentro da Igreja SÃO FRANCISCO DE ASSIS, no bairro dos PIMENTAS, em GUARULHOS, logo após o batismo do filho dela, de 6 anos. O principal suspeito é PEDRO FÉLIX DOS SANTOS, de 45 anos, pai da criança batizada e ex-marido de VIVIANE. SANTOS, ainda dentro da igreja, feriu outras três pessoas durante a sua fuga.
O crime ocorreu por volta das 11 horas de hoje. Segundo o padre DANIEL REICHTER, naquele momento ocorriam o batismo de 18 crianças. “Enquanto fazia o batismo, ouvi um estrondo, mas continuei a cerimônia. Segundos depois, mais dois e três estrondos e vi uma confusão do meio para o fundo da igreja. Ouvi gritaria. Naquele momento percebi que havia acontecido algo ruim, muito triste”, disse. Na versão do delegado do 4º DP de GUARULHOS, JOÃO BATISTA PIRES BLASI, PEDRO foi à Igreja e acompanhou toda a cerimônia. Por enquanto, não se sabe se ele foi convidado ou soube do batismo do filho por intermédio de outra pessoa. Socorrida, VIVIANE morreu no caminho do Hospital PIMENTAS. ROSILVO morreu horas depois no Hospital SANTA MARCELINA.

A noite paulistana ficou mais triste nesta semana. JOTA JOTA DAVIS, bailarino, promoter e recepcionista de baladas morreu neste domingo, aos 39 anos (nasceu em janeiro de 1975), de complicações nos rins em decorrência de um câncer linfático. Estiloso, colorido e sempre impecável, ele recebia e animava festas e eventos da cidade, sempre com um sorriso no rosto e um copo na mão. Trabalhou como bailarino em diversos shows de casas noturnas, foi barman do PIX, host do DR. ZERO e do D-EDGE, entre outros clubes. Batizado como JONAS FERREIRA DA CRUZ, ele já fazia a alegria de sua casa quando criança. De família envagélica, gostava de organizar festas surpresas. Com 12 anos, preparava o bolo, chamava os amigos, decorava a casa e esperava a mãe chegar. “Era uma pessoa com luz própria, um globo interno que refletia em quem estivesse por perto. Difícil vê-lo parado ou triste. Geralmente estava arrasando na pista, lugar onde realmente se sentia à vontade, como se fosse sua segunda casa. E era! Era na noite que se sentia feliz”, escreveu CACÁ DE GUGLIELMO, no site RG. JOTA será enterrado de cartola, gravata borboleta e calça de alfaiataria. 

Um tiroteio entre policiais e traficantes deixou tenso o clima no complexo da favelas da ROCINHA, no RIO, nesta manhã. O CORONEL PM FREDERICO CALDAS, Comandante daS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA, se feriu quando tentava se abrigar no início da troca de tiros. O policial escorregou e sofreu um corte na cabeça ao cair. Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, CALDAS foi levado para o hospital da Polícia Militar e estava em observação nesta tarde. O tiroteio começou por volta das 11 horas, como uma reação dos traficantes às incursões que policiais vinham fazendo na comunidade desde o início da manhã. A operação tinha a participação de homens da UPP e do Batalhão de Choque e tinha como principal alvo uma região de mata, onde havia a suspeita de servir de abrigo para traficantes.

Mais de 200 mineiros ilegais foram soterrados em uma mina de ouro abandonada em BENONI, próximo a JOHANNESBURGO, na ÁFRICA DO SUL. Até o final da tarde, 11 dos trabalhadores tinham sido resgatados do local, enquanto a equipe de resgate trabalhava para retirar o restante do grupo. A expectativa era de que todos os mineiros pudessem ser libertados em boas condições de saúde, até porque não havia informações sobre possíveis feridos.

A onda de protestos contra o governo da VENEZUELA, que se estende desde a última quarta-feira, teve hoje mais um confronto entre estudantes e tropas de segurança do governo do presidente NICOLÁS MADURO, com o saldo de pelo menos 23 pessoas feridas. Nos últimos dias, a violência no país deixou três mortos, mais de 70 feridos e cerca de 200 detidos.
O enfrentamento de hoje aconteceu em CHACAO, cidade vizinha à capital CARACAS, após os manifestantes tentarem fechar mais uma vez a rodovia que liga as duas cidades e serem reprimidos pela Guarda Nacional Bolivariana. Fugindo da polícia, estudantes fizeram barricadas com fogo em bairros de CHACAO e atacaram a sede do Tribunal Supremo de Justiça. Agentes de segurança reagiram com tiros de bala de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Dentre os feridos, pelo menos sete levaram tiros de balas de borracha. Nenhum dos casos é grave, de acordo com dados oficiais.   

2 015     :    -      SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL
Relato os principais instantes das Escolas de Samba que desfilaram no ANHEMBI, com a ajuda das reportagens feitas pelo DIÁRIO DE SÃO PAULO.

Os organizadores do bloco TARADO NI VOCÊ farão uma homenagem, na quarta-feira de cinzas, ao rapaz que foi morto com uma facada no pescoço no último sábado. O crime ocorreu durante o cortejo carnavalesco entre as avenidas IPIRANGA e SÃO JOÃO. Segundo testemunhas, o ataque ocorreu de forma aleatória e o criminoso fugiu.
O dado foi confirmado por RODRIGO GUIMA, que é um dos fundadores do bloco que homenageia CAETANO VELOSO. "O que decidimos ontem (domingo) foi voltar ao local (do crime) na Quarta-Feira de Cinzas para prestar nossas condolências".
De acordo com GUIMA, não haverá a saída do bloco, apenas a homenagem. No Facebook, os organizadores postaram uma nota de pesar. "Após o atendimento pela ambulância, decidimos encerrar o desfile do bloco naquele momento em respeito ao fato, que foge do nosso controle por ser uma questão de segurança pública", diz trecho do comunicado.
O corpo da vítima continua no IML Central sem identificação.

A Polícia Militar prendeu, entre sexta-feira e hoje, 32 pessoas na VILA MADALENA, zona oeste da capital, durante fiscalização da OPERAÇÃO LEI SECA. O trabalho feito foi de repressão ao tráfico de drogas e "desobediência à ordem legal", relacionada ao descumprimento do horário de encerramento dos festejos de Carnaval. Houve também punições a atos de prática obscena e de vandalismo.

Uma base da PM foi alvo de tiros ontem à noite, na região do JARDIM ÂNGELA. zona sul da capital, por dois homens em uma motocicleta. O crime aconteceu na Estrada M´BOI MIRIM, 5.790, esquina com a Rua HÉLIO DA COSTA MANSO. Não houve troca de tiros e ninguém ficou ferido. Pelo menos cinco tiros atingiram a porta e a janela da base. A investigação é do 47º DP (CAPÃO REDONDO).

Um homem de 28 anos foi baleado na perna, nesta manhã, por um desconhecido no GRAJAÚ, na zona sul da capital. De acordo com a Polícia Militar, a vítima aparentava embriaguez. O autor do disparo estava em uma moto e fugiu. Não havia sido localizado nesta noite. A vítima foi levada para o Pronto Socorro do GRAJAU. O caso foi registrado no 101º DP.

Um homem surtou ontem à noite ao desembarcar no Aeroporto Internacional de VIRACOPOS, em CAMPINAS. Ele desceu de um avião que vinha de FOZ DO IGUAÇU, no PARANÁ, foi para o meio da pista, correu até o extremo da cabeceira e sumiu. Ele só foi encontrado nesta tarde, perambulando em um bairro que faz divisa com o aeroporto. A família do passageiro, de BELO HORIZONTE, foi até CAMPINAS buscá-lo.
As polícias Federal e Civil não tiveram tempo de fazer o cerco ao rapaz, de aparentemente 30 anos, que faria conexão para BELO HORIZONTE. A invasão da pista mobilizou também o Corpo de Bombeiros.
A operação do aeroporto teve de ser interrompida por uma hora na tentativa de localizar o passageiro. O rapaz é enólogo e teve uma espécie de surto ao descer na pista de VIRACOPOS. Seis voos que pousariam na noite de domingo tiveram de aguardar até às 23:48 horas.
Segundo informações da AEROPORTOS BRASIL, concessionária que administra VIRACOPOS, a pista foi fechada para que não houvesse nenhum acidente com o passageiro. Ele teria pulado o alambrado para sair do aeroporto e, nesse momento deixou sua mochila cair. Um pen drive foi encontrado, mas nada de anormal foi verificado nos pertences do passageiro.
Antes de embarcar, em FOZ DO IGUAÇU, o homem já tinha entrado em conflito com funcionários da AZUL LINHAS AÉREAS por causa de sua bagagem. Segundo relatos da tripulação e dos passageiros, o homem surtou quando a aeronave chegou a CAMPINAS. Ele correu para baixo do avião e invadiu a pista.

Uma menina de 13 anos foi violentada, no domingo, por nove homens - deles, cinco eram adolescentes. O estupro coletivo ocorreu por volta das 5 horas daquele dia na Rua QUERO QUERO, no bairro ALIANÇA, em OSASCO, na Grande São Paulo. A vítima foi encontrada por policiais militares na mesma rua em que foi abusada. Os PMs foram acionados por meio do 190. Segundo eles, a garota estava sentada na calçada com a bermuda rasgada e usando um pedaço de papelão para proteger as partes íntimas.
Aos agentes, a estudante informou que foi raptada pelos criminosos, que a estupraram em dois locais diferentes: uma escola e uma casa.
Nas buscas, os policiais encontraram um dos estupradores, que indicou o paradeiro dos demais. Segundo informações da SSP, foram detidos BRUNO INÁCIO DE SOUZA, de 19 anos, LUCAS BARBOSA DA SILVA, 21 anos, DIEGO RODRIGUES DA SILVA, 18 anos, e JEFERSON GOMES GUTIERREZ, 21 anos. Os telefones celulares dos criminosos foram apreendidos, mas a polícia não confirma se os aparelhos continham fotos ou vídeos da violência contra a vítima.
Todos eles foram indiciados por estupro de vulnerável e localização e apreensão de objetos e devem ser encaminhados para algum Centro de Detenção Provisória, segundo inquérito instaurado no 10º Distrito Policial de OSASCO. Os cinco adolescentes apreendidos vão responder por ato infracional de estupro de vulnerável e vão cumprir medidas socioeducativas em uma unidade da FUNDAÇÃO CASA.
A Polícia Civil não soube dizer se os pais ou responsáveis da menina foram localizados. A garota de 13 anos foi encaminhada para o Hospital PÉROLA BYINGTON, na capital, que é centro de referência em saúde da mulher. Lá, a adolescente vai passar por exames médicos específicos para vítimas de violência sexual, que fazem parte do Programa BEM ME QUER.

A Polícia Militar prendeu, ontem à tarde, MIGUEL DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA, de 20 anos, o MIGUELZINHO, que confessou ter atirado em EMERSON DE JESUS, que morreu durante desfile de blocos da Praça da Matriz, no Centro Histórico de PARATY, ontem de madrugada do domingo de Carnaval. Outras nove pessoas ficaram feridas. Hoje, a Polícia Civil realizava buscas para localizar o traficante DENILSON SILVA DA CONCEIÇÃO, o INDIO, também suspeito de participar da morte de ÉMERSON. O crime teria sido motivado pela rixa entre quadrilhas de traficantes das comunidades da MANGUEIRA e da ILHA DAS COBRAS.

Bombeiros conseguiram controlar, por volta das 16:30 horas, o incêndio que atingiu o SHOPPING NOVA AMÉRICA, em DEL CASTILHO, no subúrbio do RIO DE JANEIRO. O fogo começou por volta das 11 horas, na filial da LOJA LUPO, que funciona no segundo piso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há feridos.
Quatro batalhões foram envolvidos no controle das chamas com dez carros e 50 homens. Por volta das 16 horas, um helicóptero começou a ajudar nos trabalhos. Por volta das 17 horas, o governador LUIZ FERNANDO PEZÃO e o prefeito EDUARDO PAES, chegaram ao local.
Segundo testemunhas, foram ouvidas explosões. As chamas derreteram o telhado do shopping. Devido ao Carnaval, apenas bares e restaurantes funcionariam no horário da tarde. Segundo comunicado da assessoria, "O NOVA AMÉRICA aguarda a ação dos bombeiros para identificar as causas do incêndio e tomar as providências necessárias".
O NOVA AMÉRICA tem 122 mil metros quadradas de área construída. Ele foi inaugurado em 1995 e preserva a arquitetura original da Companhia de Tecidos NOVA AMÉRICA. O prédio era em tijolinhos, estilo inglês do início do século 20. Em 2011, o empreendimento passou por sua terceira expansão. Com um investimento de 250 milhões de reais, o projeto fez o shopping dobrar de tamanho e o transformou no maior multiuso integrado do RIO.

Aviões de combate do EGITO realizaram uma segunda onda de ataques aéreos contra o ESTADO ISLÂMICO na LÍBIA hoje, horas depois de o grupo extremista publicar um vídeo mostrando a suposta decapitação de 21 cristãos egípcios. Os ataques tinham como alvo acampamentos, locais de treinamento e de armazenamento de armas.
O país decretou sete dias de luto nacional. Em um discurso transmitido pela TV pública, o presidente egípcio, ABDEL FATAH AL-SISI, afirmou que seu país se reservava o direito de responder de forma mais adequada à decapitação dos cristãos e prometeu castigar os responsáveis pelo crime.
Com essas execuções, reivindicadas pelo braço líbio do ESTADO ISLÂMICO dias depois do anúncio da decapitação de  oito pessoas pelo seu braço egípcio, a organização jihadista mostra que exportou seus métodos de brutalidade extrema para fora de sua "base", nas regiões que controla na SÍRIA e no IRAQUE.
Nas imagens, vários homens com macacões laranja, cada um acompanhado por um extremista mascarado, são levados para uma praia e degolados simultaneamente enquanto um terrorista fala à câmera em inglês. Os produtores do vídeo se identificaram como pertencentes à Província TRÍPOLI do ESTADO ISLÂMICO, que há algumas semanas sequestrou 21 egípcios cristãos copta.
O aumento da violência na LÍBIA também levou a ITÁLIA a fechar sua embaixada em TRÍPOLI no domingo, dando início a uma ampla operação de repatriação de italianos residentes no país, com embarcações que tiveram escolta da Marinha e da Aeronáutica italianas. A ITÁLIA é o último país da EUROPA a fechar sua representação diplomática na LÍBIA.

Um juiz espanhol pediu hoje à INTERPOL que verifique se está na VENEZUELA o militante JOSÉ IGNÁCIO DE JUANA CHAOS, líder do grupo separatista basco ETA, considerado um dos integrantes mais perigosos e cujo paradeiro é desconhecido desde 2010. O juiz ELOY VELASCO apresentou seu pedido depois que o jornal "EL MUNDO" publicou uma reportagem segundo a qual CHAOS estaria vivendo na  localidade venezuelana de CHICHIRIVICHE, onde, de acordo com o jornal, administraria uma loja de bebidas.
A polícia de COPENHAGUE (DINAMARCA) deteve hoje dois cúmplices do autor dos ataques que deixou dois mortos e cinco feridos. O suspeito, identificado pela imprensa como OMAR EL-HUSSEIN, de 22 anos, foi morto a tiros pela polícia no sábado depois de atacar um centro cultural durante um debate sobre liberdade de expressão e uma sinagoga, numa ação que está sendo comparada aos atentados de janeiro em PARIS. Os cúmplices são acusados de fornecerem a arma ao atirador e ajudá-lo a se esconder.

A ITÁLIA resgatou ontem 2.164 imigrantes provenientes da LÍBIA. Eles estavam a bordo de 12 embarcações precárias.               

2 016     :   -    SEGUNDA-FEIRA
Face situação lamentável no OBELISCO DO IBIRAPUERA, onde MARINEI CHALUB não tem condições de fazer sua refeição, agora prejudicada pela falta de água, determinei que ela passe a manhã trabalhando em sua casa e vá para o Monumento Mausoléu após o almoço. Hoje ela começa esse novo ciclo de trabalhos. Vai chegar no Obelisco por volta das 13 horas.
Passo uma manhã muito desagradável. LUCINDA não ouve direito e isso cria problemas para todas as pessoas que estão ao seu redor. Teima em não ir consultar um especialista. Não tenho ânimo de fazer quase nada nesta manhã. Por volta das 11:15 horas saio e vou almoçar num restaurante que fica na PRAÇA JOÃO MENDES. Ali me encontro com o SARGENTO MAZZEI e um colega. Ele, MAZZEI, participou da reunião de 12 de fevereiro e está divulgando a Sociedade na esfera de seus conhecimentos. FERREIRA almoça comigo e fica sabendo da decisão de evitar o trabalho no Obelisco na parte da manhã. Por outro lado, não tenho notícia alguma das conversas que tive com o CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI no sentido da Sociedade deixar o Obelisco por falta de condições de trabalho.
E é isso que acontece hoje à tarde. Está me esperando O WILLIAM MASCARENHAS. Peço para que ele vá até o Comando Militar do Sudeste e converse com o Chefe do Gabinete do Comandante. Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, quer homenagear os generais do CMSE em abril. Nas conversas que tive com ela, prometi solicitar ao Cmt qual será a melhor data para acontecer esse evento.
Praticamente já está fechada a lista dos associados que irão receber a Medalha MMDC em 15 de março. Precisamos agora verificar o estado da PRAÇA GINO STRUFFALDI e os recursos que iremos precisar para a cerimônia da homenagem ao velho guerreiro, na data em que ele faleceu há quatro anos atrás.
ORÍTIA ABREU SERAFIM está trabalhando com vontade no cargo de DIRETORA DA JUVENTUDE. Ela já tem feito vários contatos e marcou o dia 13 de março para os primeiros treinamentos das crianças que irão desfilar fardadas no 9 de Julho. Criou ela o BATALHÃO INFANTO JUVENIL ESCOTEIRO ALDO CHIORATTO.
Saímos do Obelisco por volta das 16 horas. MARINEI demonstra preocupação com a saúde da LUCINDA e quer ajudá-la.

Sabe qual é a surpresa que nos reserva a defesa de Lula no caso do sítio de Atibaia, reformado gentilmente para ele pelas construtoras OAS e Odebrecht, ambas envolvidas na roubalheira da Petrobras?
Fernando Bittar, um dos supostos donos do sítio, dirá que o sítio de fato lhe pertence, e também ao empresário Jonas Suassuna, sócio em outro negócio de Fábio Luiz, filho mais velho de Lula.
Surpresa haveria se Fernando dissesse que o sítio é de Lula, e que ele e Jonas não passam de “laranjas”.
A Lava-Jato e o Ministério Público de São Paulo investigam se o registro de propriedade do sítio em nome de Fernando e de Jonas foi uma manobra de Lula para ocultar patrimônio.
É isso o que parece, sugerem a lógica mais elementar e os indícios reunidos até aqui.
Oficialmente, o sítio foi comprado por Fernando e Jonas dois meses antes de Lula transferir para Dilma a faixa presidencial. Um dos advogados de Lula analisou a escritura registrada em cartório.
Parte dos bens acumulados por Lula enquanto governou o país foi entregue no sítio em no dia oito de janeiro de 2011. Eram cerca de 200 caixas, entre elas 37 com bebidas.
José Carlos Bumlai, amigo de Lula, hoje preso pela Lava-Jato, cuidou da reforma do sítio. Que começou a ser feita quando o sítio foi comprado no final de 2010?
Não. Começou muitos meses antes.
Marisa, mulher de Lula, visitou a obra. Reclamou de atrasos. E foi aí que entraram em cena as construtoras amigas do seu marido. Elas gastaram um bom dinheiro com a reforma.
Por que gastariam se o sítio fosse apenas de Fernando e Jonas? Para que Lula, mais tarde, o recomprasse sem que ninguém soubesse que ele fora reformado de graça por construtoras premiadas com contratos milionários durante os seus dois governos?
Ou por que a OAS e a Odebrecht, comovidas com a pregação do Papa Francisco, decidiram, meio que de repente, fazer caridade?
Ao longo dos últimos quatro anos, seguranças de Lula estiveram no sítio 111 vezes pelo menos. Razoável imaginar que acompanhassem a família Lula da Silva.
Amigos do clã, assíduos frequentadores do sítio, surpreenderam-se com a descoberta de que ele está em nomes de terceiros.
Nada de mais que Lula comprasse um sítio ou até mais de um. Não lhe falta dinheiro.
Presidente da República tem todas as suas despesas pagas pelo governo. Lula economizou dinheiro capaz de justificar a compra do sítio e do tríplex no Guarujá, esse também reformado de graça pela OAS. Ninguém teria nada a ver com isso.
O problema? De volta ao futuro: a gentileza de construtoras clientes do governo em beneficiar imóveis de um ex-presidente. Cheira mal. Aí tem…
Como Lula, logo Lula que denunciou a existência de 300 picaretas no Congresso, chamou Sarney e Collor de ladrões, subiu a rampa do Palácio do Planalto como se fosse o mais imaculado dos políticos, diz-se a alma mais honesta do país; como ele poderá admitir que pediu ou aceitou favores de construtoras, e que foi promíscuo, sim, ao misturar o público com o privado?
Logo ele? Também Lula?
Pois é disso que se trata – por enquanto.
Seus correligionários querem transformá-lo em vítima de um complô urdido para destruir a maior liderança popular que o país jamais teve. Ora, faça-me o favor…
Lula é uma vítima dos seus próprios erros, de sua ambição desmedida, de sua vaidade, e de sua falta de compromisso com princípios e valores.
A máscara dele caiu.

Após 17 horas de buscas, o corpo do comerciante AMADEU GOMES DE MOURA, de 55 anos, foi encontrado hoje à tarde pelos Bombeiros, no CÓRREGO DOS MENINOS, que fica no limite entre os municípios de SÃO PAULO e SÃO CAETANO DO SUL.
A vítima desapareceu na tarde de segunda-feira, durante a tempestade que atingiu a GRANDE SÃO PAULO. Esse foi o dia mais chuvoso do ano na região. AMADEU seguia de carro com um amigo na Avenida GUIDO ALIBERTI, por passa o córrego, quando viu uma mulher lutando contra a correnteza. Os dois, então, saíram do veículo para tentar salvá-la. A dupla se atirou na água para resgatar a vítima. AMADEU e o amigo conseguiram puxar a mulher e ajudá-la a agarrar uma corda, puxada por outras pessoas que estavam na margem do córrego.
Mas ao tentarem sair do rio, os dois foram arrastados pela força das águas. Mais tarde, os bombeiros encontraram o amigo de AMADEU, que foi socorrido e passa bem. A mulher recebeu alta hoje do hospital. A identificação dos dois  não foi revelada pelas autoridades.
O corpo do comerciante foi achado a três quilômetros de distância do local do desaparecimento, embaixo de uma ponte e entre pedras. Os parentes acompanharam o trabalho de remoção e fizeram o reconhecimento na hora.
Dono de um ferro velho no ABCD, AMADEU era bastante conhecido e foi considerado herói na região. Morador em SÃO CAETANO, ele deixou a mulher e quatro filhos. Os parentes não foram localizados hoje pela reportagem. O corpo seguia no IML. O enterro está previsto para amanhã.
Com o caso do comerciante, já são seis as vítimas fatais de enchentes na região metropolitana neste ano, incluindo um bebê de 1 ano, na zona norte.

O prefeito FERNANDO HADDAD afirmou, hoje, que vê possibilidades remotas de o Viaduto SANTO AMARO ser recuperado. O local está interditado desde a madrugada de sábado, quando dois caminhões se acidentaram na Avenida dos BANDEIRANTES, sendo que um deles, carregado com gasolina, explodiu, comprometendo a estrutura de concreto.
"Pelo volume de combustível que queimou durante horas embaixo do viaduto, as chances são muito remotas. Estima-se em 5% a chance de recuperação do viaduto", afirmou o petista, durante evento para lançamento do ano letivo nas escolas públicas, no THEATRO MUNICIPAL.
Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras afirmou aguardar um laudo técnico para definir se a estrutura terá de ser demolida mesmo. A expectativa é que os documentos sejam entregues até a próxima sexta-feira, dia 19. A pasta não deu prazo para obras, mas no fim de semana engenheiros que analisavam o viaduto chegaram a falar em seis meses.
Com a interdição do viaduto, ao todo 25 linhas de ônibus tiveram seus itinerários desviados, provocando transtornos aos usuários, que chegam a descer dos coletivos por conta do tempo a mais. HADDAD afirmou que o monitoramento realizado pela CET no local melhorou a situação hoje.

Chances não faltaram para o PALMEIRAS sair do URUGUAI com uma vitória sobre o RIVER PLATE. Esteve por duas vezes à frente no placar, mas deixou o rival se recuperar do prejuízo. No fim, o empate em 2 a 2 garantiu o primeiro ponto do time na COPA LIBERTADORES.

O médico OMAR CÉSAR FERREIRA DE CASTRO, de 66 anos, foi preso em FLORIANÓPOLIS (SC) acusado de ter estuprado pelo menos 14 pacientes em seu consultório, localizado na capital catarinense. Uma das vítimas relatou ter sido dopada e abusada na maca. Os crimes, conforme a Polícia Civil, teriam ocorrido nos últimos três anos.
De acordo com a imprensa local, os agentes chegaram ao consultório do acusado por volta das 8 horas. Cerca de 40 minutos depois, OMAR entrou no local e já foi algemado. Na saída, cobria as mãos com uma toalha, chorava e dizia não saber o motivo de estar sendo preso. Os seis policiais levaram ainda computadores do local.
O delegado RICARDO LEMOS THOMÉ, que investiga o caso, afirmou ao "DIÁRIO CATARINENSE" estar convencido da veracidade do relato das vítimas. "Existe muita coerência nos históricos trazidos pelas 14 mulheres ouvidas, que até então não se conheciam, e sobre os detalhes de como o médico abusava delas", disse THOMÉ.
Nos depoimentos, as mulheres disseram à polícia que ficavam com as mãos nas costas, eram massageadas, acariciadas, sofriam toques sexuais, beijos forçados, constrangimento, além do uso da força.
O advogado FRANCISCO FERREIRA, que representa cinco vítimas, disse ser possível que mais mulheres tenham sido abusadas sexualmente.
"Ele se declara anestesiologista, endocrinologista e nutrólogo. Chegava a atender 70 consultas ao dia, era muito procurado por mulheres que queriam emagrecer com uso de medicamentos como sibutramina. Por isso, o número de vítimas tende a crescer", disse ao portal G1.
Uma das vítimas que FERREIRA representa afirmou ter sido dopada antes do abuso. "Ele ministrou um líquido à paciente, ela entrou em estado de fraqueza e sonolência. Então, o médico pediu para que ela se deitasse para ser examinada e estuprou a moça", contou.
O Conselho Regional de Medicina abriu sindicância para apurar as denúncias contra o nutrólogo.  

O ministro da Saúde, MARCELO CASTRO, decidiu que vai se afastar temporariamente do cargo para votar na eleição para o líder do PMDB na Câmara, amanhã. A operação conta com o aval do governo, que quer ver o deputado LEONARDO PICCIANI reconduzido à liderança do partido, derrotando HUGO MOTTA, candidato apoiado pelo presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA.


2 017     :       -      QUINTA-FEIRA
O DIRETOR DE ENSINO E CULTURA, CEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, TEM A HONRA DE CONVIDAR D. EXª PARA A SOLENIDADE ALUSIVA AO 80º ANIVERSÁRIO DA DEC, OCASIÃO EM QUE SERÁ OUTORGADA A MEDALHA “CEL PAUL BALAGNY”.
DATA: 16 DE FEVEREIRO DE 2017
HORÁRIO: 16 HORAS
LOCAL: ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO – RUA MAMUD RAHD, 973, TREMBEMBÉ, SP.
MARINEI CHALUB está relacionada para receber a MEDALHA PAUL BALAGNY. Também receberá a honraria a CABO PM DÉBORA, nossa oradora oficial nos eventos que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC desenvolve no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.
Sob intenso calor, vou para o MUSEU MILITAR. São 14:30 horas. Vemos os principais casos pendentes no MMDC e, com uma secretária radiante de alegria, vamos prestigiá-la na solenidade que acontece no SALÃO VITÓRIA, da ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR.
Já na entrada, cumprimentamos a CABO DÉBORA, do CORPO MUSICAL, e muitos oficiais que comparecem para serem, também, agraciados com a PAUL BALAGNY no evento comemorativo aos 80 anos da DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA.
Somos cumprimentados pelos CORONÉIS PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA, SubCmt PM, que preside a solenidade, representando o CORONEL PM RICARDO GAMBARONI, Cmt Geral, que se encontra no Palácio dos Bandeirantes, acompanhando o Secretário de Segurança Pública, em audiência com o governador GERALDO ALCKMIN; REYNALDO SIMÕES ROSSI, Diretor de Ensino e Cultura, nosso anfitrião; MAURO CEZAR DOS SANTOS  RICCIARELLI, Comandante do Policiamento Rodoviário; FRANCISCO BATISTA LEOPOLDO JÚNIOR, Comandante do CPI-8 (PRESIDENTE PRUDENTE); NIVALDO CÉSAR RESTIVO, Comandante do Policiamento de Choque; CÁSSIO APARECIDO ARMANI, Comandante do Corpo de Bombeiros; CESAR BRANCO DE ARAÚJO, Comandante da Escola de Educação Física (que me anuncia a condecoração da Medalha do Centenário da Escola de Educação Física, em solenidade programada para o mês de março); DIMÍTRIOS FYSKATORIS, Comandante do Policiamento Metropolitano), CELSO APARECIDO MONARI, Diretor de Logística; CARLOS RICARDO GOMES, Comandante da Escola Superior de Soldados; SÉRGIO FELLETO, Comandante da Escola Superior de Sargentos; ADILSON FRANCO NASSARO, Chefe do Centro de Comunicação Social; LUIZ HENRIQUE DI JACINTHO SANTOS, Diretor de Finanças; dezenas de tenentes-coronéis, majores, capitães e tenentes.
FERNANDO MORENO e Professor RODRIGO GUTEMBERG, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, prestigiam MARINEI CHALUB, homenageada desta tarde.
A entrega da MEDALHA PAUL BALAGNY é o ponto alto da solenidade. O CORONEL REYNALDO SIMÕES ROSSI, Diretor de Ensino e Cultura, faz seu discurso de improviso e fala sobre os oitenta anos da Unidade importantíssima que dirige.
Há o congraçamento dos participantes do evento, após seu término. Mas não podemos ficar muito tempo no SALÃO DA VITÓRIA, da AOPM, pois agora deveremos ir para o ROTARY CLUB do BUTANTÃ, a fim de proceder a uma palestra sobre OS ASPECTOS INÉDITOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.
MARINEI transporta-me em seu carro, juntamente com o Professor RODRIGO GUTENBERG, que me ajudará na explanação que irei fazer para os rotarianos do BUTANTÃ.        
Na CHURRASCARIA TORDILHO, Avenida FRANCISCO MORATO, 2802, aguardamos a chegada dos rotarianos do BUTANTÃ, cuja presidente é ELY ANA CAGGIOLA. A palestra é precedida pelo jantar e isso vai até 21 horas. Vamos falar sobre os ASPECTOS INÉDITOS DA REVOLUÇÃO DE 1932, com a parceria do RODRIGO GUTENBERG. Quando damos conta do tempo já passam das 22 horas. Ainda respondemos perguntas de pessoas que querem explicações mais detalhadas sobre o episódio que marcou a vida brasileira. Saímos do local quando não há mais possibilidade de retornarmos de ônibus para casa. O casal LUCIANO e ADRIANA se propõe a nos conduzir para nossos lares. A CABO PM ADRIANA pertence ao quartel de ITAPECERICA DA SERRA, onde estivemos presentes em 19 de dezembro do ano passado para a entrega de medalhas da Sociedade. Na mesma data perde a vida num acidente de moto um tenente da PM e praticamente não se realiza a solenidade, mas sim uma explicação aos convidados para o evento. ADRIANA nem esteve presente nisso tudo, pois foi incumbida de tratar do acidente com o tenente. No entanto, está envolvida numa averiguação onde o Comandante do Batalhão acha que ela foi culpada pela realização da solenidade. Pede ela para que eu seja sua testemunha.     

EDUARDO BAPTISTA respira tranquilamente. Após cinco dias como alvo de críticas da torcida, o treinador viu o PALMEIRAS fazer 2 a 0 sobre o SÃO  BERNARDO e afastar a crise sobre seu trabalho. Sai para lá, fantasma de  CUCA! DUDU e JEAN marcaram os gols do jogo. O atacante aproveitou uma bola cruzada pelo lateral-direito para abrir o placar. Depois, devolveu o presente, ao sofrer um pênalti, convertido pelo camisa 2.
GERAL 16/02/2017 ÀS 21:26
SUPREMA PALHAÇADA: STF DECIDE QUE ESTADO DEVE INDENIZAR PRESOS EM CELAS SUPERLOTADAS
Decisão é um escárnio com cidadãos de bem em um país em que faltam saúde, educação e infraestrutura básicas.
http://www.sulconnection.com.br/public/noticias/4466/4175.jpg
Cuidar dos Direitos Humanos é um traço civilizatório. Agora, quando a pauta dos Direitos Humanos vira uma obsessão, direcionada única e exclusivamente para atender marginais que desrespeitam o Pacto Social e ignorando a imensa maioria de cidadãos de bem, aí temos uma perversão disfarçada de legalidade. Foi justamente isso que o Supremo fez ao obrigar o Estado a indenizar presos supostamente presos em condições que não são as ideais segundo o que define a legislação.
Pode ser correto, em um mundo ideal. Mas beira o imoral em um país que não tem Hospitais suficientes, em que crianças, mulheres, jovens e idosos morrem sem tratamento adequado. Em que as estradas são assassinas. Em que a educação forma analfabetos funcionais em larga escala. Consegue ser ainda pior, já que atingirá o próprio Judiciário: sobrecarregará mais ainda um poder que não consegue nem dar conta das ações que já tramitam hoje.
Uma piada. Um desrespeito. Uma total falta de noção com o momento que o país vive.
O Judiciário, com a decisão do Supremo, conseguiu confirmar a opinião que boa parte da população tem sobre ele: é um Poder que vive em um mundo paralelo.
Presenciamos uma Suprema Palhaçada.

A Operação Lava-Jato certamente presta um serviço inestimável ao Brasil, ao desbaratar um esquema de corrupção sistêmica. Entretanto, sua demora em chegar a uma conclusão e sua blindagem a Lula até o presente momento geraram um resultado em grande medida previsível: Lula voltou a crescer nas pesquisas e caminha para uma ressurreição política que parecia impossível até poucos meses atrás.
Em um cenário que conta com as candidaturas de Ciro Gomes e Michel Temer, além do tucano Aécio Neves e do outsider Jair Bolsonaro, Lula tem 30,5%, enquanto Marina Silva aparece em segundo, com 11,8%, seguida de perto por Bolsonaro, com 11,3%. Aécio Neves tem 10,5%.
A Lava-Jato chegou a uma encruzilhada. Ou julga o que há para ser julgado, e não é pouco, punindo Lula, nitidamente o chefe do esquema montado a partir do governo federal, ou verá sua ascensão e retorno ao comando do Executivo federal.
Está nas mãos de Moro.

O governador GERALDO ALCKMIN afirmou hoje que o Estado terá “tolerância zero” com os 12 policiais militares presos acusados de tráfico de drogas. O tucano disse que os agentes devem ser expulsos da corporação e destacou o trabalho da Corregedoria.
“Policial que muda de lado, que tem o dever de cumprir a lei e proteger a população, e faz parte do crime, é tolerância zero”, declarou o governador durante evento em ITAQUAQUECETUBA, no interior.
O grupo todo é de um mesmo batalhão da Zona Sul de SÃO PAULO. Eles estão presos preventivamente no Presídio ROMÃO GOMES, da PM.
A investigação começou após dois soldados serem presos em flagrante em 30 de janeiro. Os soldados foram encontrados com duas malas cheias de drogas e duas latas de cerveja abertas no interior da viatura onde estavam.
A partir daí, o juiz LUIZ ALBERTO MORRO CAVALCANTE, do Tribunal de Justiça Militar, expediu 17 mandados de busca e apreensão. Os mandatos levaram à prisão dos setes soldados, de um segundo sargento e de dois cabos. A prisão preventiva foi decretada na última sexta-feira.
Segundo a Corte militar, as drogas apreendidas durante a averiguação da Corregedoria seriam vendidas a um traficante na Zona Sul da capital paulista.
Os policiais acusados agiam fardados em horário de serviço e com viatura e tecnologia da corporação.
As autoridades apontam ainda o envolvimento dos militares do 50º BPMM no sequestro de traficantes e de seus familiares durante os trabalhos de apuração. Este, inclusive, seria um dos motivos para a prisão preventiva ser decretada.

A Polícia Civil prendeu hoje um casal acusado de pichar um trem do Metrô. O crime aconteceu em 31 de janeiro, na estação da LUZ, na região central da cidade. O casal foi ouvido hoje na Delegacia de Polícia do Metropolitano, na BARRA FUNDA. O homem vai ser indiciado por formação de quadrilha e dano ao patrimônio público. Ele já havia sido detido anteriormente pelo mesmo crime e estava em liberdade provisória. A polícia não sabe ainda se a namorada dele participou efetivamente da pichação.
Os investigadores chegaram aos pichadores por conta de apelidos que foram pintados nas composições e também por meio de redes sociais.
Além deles, outras duas pessoas são acusadas de participarem do crime e continuam sendo procuradas pelas autoridades.
No último dia 31, os quatro acusados estouraram o cadeado e invadiram o pátio da Estação da LUZ. O trem vandalizado era novo e nem sequer havia sido colocado em circulação. As tintas coloridas utilizadas para a pichação também ajudaram a polícia a chegar aos suspeitos. 


Nenhum comentário: