domingo, 5 de fevereiro de 2017

3 DE FEVEREIRO DE 2017 - SEXTA

3 DE FEVEREIRO DE 2017 - POSSE DO CORONEL MÁRIO DE SOUZA ROSAS FILHO NA DIRETORIA DO HOSPITAL MILITAR DA ÁREA DE SÃO PAULO. SUBSTITUI O CORONEL SÉRGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI.

D I A    T R Ê S     D E     F E V E R E I R O     D E      2017   -     SEXTA-FEIRA.
80 anos, 1 mês e 7 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 209º DO ANO 67° - MÊS 7º
58 anos e 242 dias na PMESP
57 anos e 354 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 21 012 dias – 501 212 horas.
53 anos e 149 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
28 anos e 325 dias no Posto de Coronel – 346 meses e 22 dias.
5 anos e 210 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 087 dias CORONEL - 25 anos e 51 dias na reserva.
11 271-665 168                           11 087-259 636                           10 813-253 212.
DIA DE SÃO BRÁS. Nasceu em SEBASTE, na ARMÊNIA no fim do século III. Era médico, mas abandonou tudo para dedicar a vida a DEUS, numa vida solitária e penitente. Foi bispo de SEBASTE. Morreu por volta de 323 após ser perseguido. É invocado contra as doenças da garganta, porque certa vez salvou, conforme a história, um menino que estava para morrer por ter engolido uma espinha de peixe. É protetor dos cardadores.

549 a. JOHANNES GUTENBERG, alemão, considerado o inventor da imprensa, morre em 3 de fevereiro de 1468, com cerca de 70 anos de idade – não se sabe ao certo o ano de seu nascimento. Graças a sua prensa mecânica, que surgiu por volta de 1450, foi possível que a impressão de materiais, como livros, fosse difundida. O livro “A REVOLUÇÃO DE GUTENBERG”, de JOHN MAN, 2004, conta a história de GUTENBERG e do surgimento da imprensa.
481 a. PEDRO DE MENDOZA, espanhol, funda BUENOS AIRES, batizada SANTA MARIA DE BUEN AYRE, em 3 de fevereiro de 1536. A cidade passou a ser invadida por índios, que expulsaram os espanhóis. Em 1580 eles voltariam para uma nova fundação.
263 a. nascimento de JUAN RUIZ DE APODACA, governador de CUBA, vice-rei de NOVA ESPANHA, em 3 de fevereiro de 1754.
210 a. as tropas britânicas do GENERAL SAMUEL AUCHMUTY, compostas por 11 mil homens, o maior exército levado então da EUROPA à AMÉRICA, tomam a cidade de MONTEVIDÉU a custa de grandes perdas em 3 de fevereiro de 1807.
208 a. nascimento de FÉLIX MENDELSSOHN, compositor alemão, em 3 de fevereiro de 1809.
204 a. CORONEL SAN MARTÍN derrota os “realistas” em SAN LORENZO, em 3 de fevereiro de 1813.
202 a. da primeira fábrica de queijos. Em KIESEN, vila próxima a BERNA, na SUÍÇA, o latifundiário RUDOLF EFFINGER abriu a primeira queijaria urbana, especializada na produção do famoso “emmenthal” – queijo de furos originário do VALE DE EMME, em 3 de fevereiro de 1815. Até então, a iguaria era produzida apenas nas regiões montanhosas dos ALPES. Contudo, novas técnicas agrícolas, como a criação de gado leiteiro nas planícies e o cultivo da ração animal, permitiram a disseminação do laticínio. A pequena empresa de EFFINGER apostava ainda no valor de exportação que o produto poderia adquirir com o aumento do comércio entre os países europeus.  
174 a. começa o estado de sítio de MONTEVIDÉU, com as tropas do Governo de ROSAS, em 3 de fevereiro de 1843.
165 a. BATALHA DE MONTE CASEROS (ARGENTINA). As tropas sublevadas do GENERAL USTO JOSÉ DE URQUIZA derrotam as do Presidente JUAN JOSÉ ROSAS e BUENOS AIRES aclama URQUIZA como seu libertador, em 3 de fevereiro de 1852.
154 a. criação dos ESTADOS UNIDOS DA COLÔMBIA, sob o governo de TOMÁS CIPRIANO DE MOSQUERA, em 3 de fevereiro de 1863.
143 a. da instalação do TRIBUNAL DA RELAÇÃO, a 3 de fevereiro de 1874. SÃO PAULO era uma pequena cidade com população superior a 30 mil habitantes, segundo recenseamento de 1872, mas de florescente desenvolvimento econômico, devido ao crescente fluxo de imigrantes europeus, atraídos por novas frentes de trabalho, abertas pelas lavouras de café e algodão, a par da implantação de grandes ferrovias, a “INGLESA”, ligando o porto de SANTOS a JUNDIAÍ, aberta ao tráfego em 1867, e a “SOROCABANA”, unindo a “MANCHESTER” paulista à Capital, em meados de 1875. A cidade contava, então, com dois jornais de circulação diária, o “CORREIO PAULISTANO” e o “DIÁRIO DE SÃO PAULO”, visto que “A PROVÍNCIA DE SÃO PAULO”, transformado no atual matutino “O ESTADO DE SÃO PAULO”, só iria aparecer em janeiro de 1875. O TRIBUNAL DA RELAÇÃO foi o embrião do atual TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO. A pedra fundamental do TRIBUNAL DE JUSTIÇA somente foi lançada no dia 24 de fevereiro de 1920, quando governava o Estado, o Presidente ALTINO ARANTES. Usaram da palavra, neste ato, o doutor URBANO MARCONDES DE MOURA, na condição de Ministro do Tribunal de Justiça e o doutor FRANCISCO MORATO, como presidente do Instituto da Ordem dos Advogados. Os trabalhos de expropriação e demolição das construções existentes no local, onde ficava o velho QUARTEL DE LINHA, consumiram nove anos, tendo a obra sofrido, ao longo de treze anos, os percalços das revoluções de 1924, 1930 e, sobretudo, do movimento constitucionalista de 1932, com graves reflexos sobre a economia do Estado, se não bastasse, também, o falecimento do arquiteto RAMOS DE AZEVEDO, em 1928, que motivou a elaboração de novo contrato, com seus sócios RICARDO SEVERO e ARNALDO DUMONT VILARES, a fim de prosseguir a construção do prédio, formalizado no ano seguinte (1929), entre estas pessoas e a Diretoria de Obras Públicas. Ainda assim, o referido contrato teve que ser prorrogado em 27 de abril de 1931, tocando aos engenheiros RAUL SILVEIRA SIMÕES e ALFREDO MATIAS, sucessivamente, a fiscalização das obras, até a inauguração parcial do Palácio, no dia 2 de janeiro de 1933, ficando a utilização plena de seus espaços para 25 de janeiro de 1942, aniversário da cidade.    
141 a. assinatura do Tratado de Paz que pôs fim à guerra entre ARGENTINA e PARAGUAI, em 3 de fevereiro de 1876.
120 a. os telegramas chegados do Estado da BAHIA em 3 de fevereiro de 1997 referem que toda a imprensa dali discute a carta que o MAJOR FEBRÔNIO DE BRITO dirigiu a um jornal relativamente à situação militar em CANUDOS. Algumas folhas atacam com veemência aquele oficial dizendo que ele não tem a precisa coragem para sustentar-se nos reveses que sofreu dos bandos de ANTÔNIO CONSELHEIRO. O doutor LUIZ VIANNA, governador da BAHIA declarou que está de acordo com o GENERAL SOLON, comandante do 3º Distrito Militar e que espera que o governo federal tome medidas decisivas para pacificar aquele território, reparando o mal que tem causado aquele fanático. Em seu telegrama ao doutor MANOEL VICTORINO, o governador afirma que os cofres do Estado despenderam já com as duas expedições cinqüenta contos.  
115 a. nascimento de RAMÓN J. SENDER, escritor espanhol, em 3 de fevereiro de 1902.
109 a. reina tranqüilidade absoluta em todo o reino de PORTUGAL, apesar da enorme sensação que produziu o bárbaro atentado que roubou a vida ao rei D. CARLOS e seu filho, o infante d. LUIZ FELIPPE. A população da cidade de LISBOA mostra-se consternadíssima, tendo o fato provocado a maior repulsa entre os conservadores do país. Foram hoje, dia 3 de fevereiro de 1908, embalsamados os cadáveres e em seguida expostos ao público. O senhor BARÃO DO RIO BRANCO conferenciou hoje com o senhor AFFONSO PENNA sobre as providências para a decretação de luto nacional por causa do atentado.
108 a. nascimento de SIMONE WELL, filósofa e escritora francesa, em 3 de fevereiro de 1909.
107 a. é esperado à noite do dia 3 de fevereiro de 1910, em SÃO PAULO, o CORONEL FERNANDO PRESTES, vice-presidente do Estado a quem ALBUQUERQUE LINS deverá passar o governo, entrando em gozo de licença que lhe foi concedida pelo Congresso.
Em SANTOS, a mocidade civilista promoveu brilhante “marche aux-flambeaux”, percorrendo as ruas centrais da cidade e vistoriando as candidaturas de RUY BARBOSA e ALBUQUERQUE LINS.
Em JAHÚ causou profundo sentimento a morte, ontem, dia 2, do doutor ALEXANDRE TELLES, juiz de direito da comarca.
106 a. comunicam de EL PASO DEL NORTE que em 3 de fevereiro de 1911 se deu um sério combate entre as forças do governo e os insurrectos perto de CIUDADE DE JUAREZ. No combate as forças do governo tiveram trinta e dois soldados de cavalaria mortos, e os insurrectos seis.
105 a. criação da Guarda Nacional de EL SALVADOR, em 3 de fevereiro de 1912.
105 a. PARIS – O senhor ALEXANDRE MILLERAND, ministro da Guerra, apresentou hoje à câmara o projeto autorizando a abertura de crédito de vinte e três milhões, destinados à aeronáutica militar e à criação de um regimento de aeronautas. (publicado em 03 de fevereiro no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO).
104 a. publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 3 de fevereiro de 1913: RIO – Continuam a correr animadíssimos os festejos carnavalescos, o centro da cidade e os principais bairros estiveram repletos durante todo o dia, sendo considerável o número de máscaras. O jogo de lança-perfume correu com grande entusiasmo. À noite caiu uma forte pancada d´água; os automóveis abandonaram a AVENIDA RIO BRANCO e o povo refugiou-se. Voltando o bom tempo, o povo tornou a encher a Avenida. 
104 a. começa a SEGUNDA GUERRA DOS BALCÃS, em 3 de fevereiro de 1913.
  98 a. forças soviéticas ocupam a UCRÂNIA e se forma em KIEV, em 3 de fevereiro de 1919, um governo misto.
  93 a. morre THOMAS WOODROW WILSON, XXIX presidente dos ESTADOS UNIDOS, em 3 de fevereiro de 1924.
  91 a. da chacina da família WALWICKS. Um operário norte-americano, FRANCISCO WALWICKS, armado com uma faca, no HORTO FLORESTAL, matou a esposa, ANNA WONOSCHI, e os filhos MARIA, JOSÉ e EDUARDO. Às 14 horas de 3 de fevereiro de 1926, o doutor LINO MOREIRA, comissário que se achava de serviço na Polícia Central, recebeu um telefonema vindo do HORTO FLORESTAL. Na ligação, LÁZARO GÓES, o guarda do parque, comunicava que um homem, que parecia ser de nacionalidade norte-americana, havia acabado de ser preso por ter cometido um crime bárbaro. GÓES contou a MOREIRA que por volta das 13 horas foi atraído por gemidos e dolorosos apelos provindos das imediações. O guarda, então, disse ter saído da casinha onde estava e corrido em direção aos chamados. Ao se aproximar, viu um homem cortando galhos e arbustos e colocando-os num determinado lugar. Percebeu que ele manejava um facão e procurava cobrir um corpo, estendido sobre uma grande poça de sangue. A imagem vista por GÓES era só o início do retrato de uma grande tragédia. Preso FRANCISCO WALWICKS, contou o crime cometido, assassinando a mulher e os três filhos. Desempregado, WALWICKS disse ao delegado ter sido acometido por um sentimento desesperador ao ver os filhos sem ter o que comer. Decidido a matar a família, ele a convidou para um passeio no HORTO FLORESTAL. Ele, mulher e filhos embarcaram no trem da CANTAREIRA. Dentro do parque, WALWICKS chamou todos para perto dele, quando, armado com uma faca, deu início à matança. A primeira a morrer foi ANNA. Depois MARIA, em seguida JOSÉ e EDUARDO. Os irmãos morreram abraçados. FRANCISCO WALWICKS ficou preso no Hospital do JUQUERI até 1929, data em que foi removido para a CASA DE DETENÇÃO. Lá permaneceu até ser julgado, considerado perturbado mental e mandado para o Manicômio Judiciário, em 1940.
  86 a. um terremoto destrói várias cidades da NOVA ZELÂNDIA e causa a morte de mais de mil pessoas, em 3 de fevereiro de 1931.
  85 a. cinco terremotos consecutivos destroem uma grande área em SANTIAGO DE CUBA, em 3 de fevereiro de 1932.
  84 a. nasce CLÁUDIO ROQUE BUENO FERREIRA em 03 de fevereiro de 1933. Médico oftalmologista. 2º tenente Méd R/2 do Exército Brasileiro.
  84 a. termina a guerra civil da NICARÁGUA com um tratado de paz firmado por AUGUSTO CÉSAR SANDINO, chefe das forças revolucionárias e o presidente SACASA, em 3 de fevereiro de 1933.
  73 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: o governo de FRANCO reafirma a neutralidade da ESPANHA, em 3 de fevereiro de 1944.    
  72 a. nasce BOB MARLEY, cantor jamaicano, em 3 de fevereiro de 1945.
  70 a. nascimento de PAUL AUSTER, escritor americano, em 3 de fevereiro de 1947.
  68 a. morre CARLOS OBLIGADO, poeta argentino, em 3 de fevereiro de 1949.
  53 a. das anotações feitas em 3 de fevereiro de 1964 (segunda-feira). ANO 14º - MÊS 7º - DIA 20º - 5 anos e 243 dias na FORÇA PÚBLICA – 150 dias como ASPIRANTE – 137 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Vamos iniciar nova semana de atividades. Nessa manhã perco o trem e sou obrigado a viajar de ônibus. No BATALHÃO DE GUARDAS passo uma manhã atarefada, tendo de resolver inúmeras questões. Uma delas diz respeito ao policiamento de carnaval, onde temos relações para serem feitas, ofícios para o 6º BP, 9º BP e 2ª Companhia Independente e também a questão dos passes para SANTOS e SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Apesar de tudo, o expediente é agradável, passando depressa por causa das tarefas que tive.
Lá pelas 10 horas, o CAPITÃO MILTON DE ALMEIDA PUPO pede-me para levar o filho do TENENTE Ref GUERRA até o DASI, pois o mesmo quer entrar na FORÇA PÚBLICA. Na Seção de Alistamento conversei com os TENENTES ADOLFO SEGURA DE CASTRO e PAULO ARGEMIRO.
Temos um fato doloroso no BATALHÃO DE GUARDAS. Está preso neste quartel SEVERINO FRANCISCO FILHO, assassino do recruta ISAIAS FERREIRA NETTO. O cadáver de ISAIAS foi encontrado na sexta-feira última, sob uma pilha de quinze colchões, no SERVIÇO DE SUBSISTÊNCIA. Segundo afirmações do próprio assassino, este dera uma paulada em ISAIAS e, como não tivesse certeza de sua morte, apunhalou-o por diversas vezes. Depois colocou o corpo sob os colchões e tentou atear fogo aos mesmos. Como o local é úmido, não conseguiu seu intento. Durante quatro dias dormiu sobre os colchões e, roubando os documentos da sua vítima, rumou para CAMPINAS, horas antes da descoberta do corpo. No 8º BP SEVERINO fez-se passar por ISAIAS até que foi descoberto seu crime pelas constatações das impressões digitais. SEVERINO parece ser retardado mental. Encontra-se preso no BG à disposição da Justiça.
Nessa manhã também recebi o pagamento de janeiro: 112.366,30 cruzeiros. É o líquido contando já com o último aumento.
Dou aula no Cine Auditório MAJOR ANTÃO e às 17 horas estou chegando em casa. Sou procurado por um soldado do Regimento “9 de Julho”, tendo lhe ministrado uma aula de aritmética. O rapaz se encontra em péssimas condições na matéria. Sentia-me tão cansado neste noite que nem assisti programas de televisão. Preferi deitar cedo.
  52 a. registro os fatos de 3 de fevereiro de 1065 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 7º - DIA 209º - 6 anos e 244 dias na FORÇA PÚBLICA - 256 dias como 2º TENENTE - 503 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Prossegue nesta manhã o Conselho de Disciplina a que está sendo submetido o SOLDADO OTACÍLIO GOMES DOS REIS. Hoje houve a sessão para ser ouvida uma única testemunha de defesa - SOLDADO POSSIDÔNIO SEVERO NETTO. Com isso há o encerramento da parte mais cansativa. Apronto o Conselho e abro vistas para o advogado - ASPIRANTE A OFICIAL CRISPINIANO.
Nesta manhã há muita coisa para fazer e pouco tempo para acertar os documentos. Apresentamos os CABOS Escreventes WÁLTER HERMANN HEYDER e LIBÊNCIO FREIXO ao Quartel General e Serviço de Fundos, respectivamente. Conforme Ordem de Serviço do Quartel General, apresentamos o SOLDADO NILSON ao Departamento de Polícia Militar.
Visita-nos o TENENTE-CORONEL da Reserva DIRCEU DOMICILDES, pertencente ao Quadro de Oficiais Auxiliares da Administração.
Findo o expediente, dou aula para os soldados, sendo esta a segunda de Português (coletivos, exercícios sobre a aula anterior e ditado "A PRECE", de JOSÉ DE ALENCAR).
Passo pela Alfaiataria INDEPENDÊNCIA, assim que deixo o BG e vou chegar em meu lar quando são 17 horas.
Minha intenção era levar MARIA ao cinema, mas chove muito durante o cair da tarde. Assim, contentamo-nos com os programas de televisão:
Novelas: GUTIERRITOS, ONDE NASCE A ILUSÃO e TERESA.
ULTRA-NOTÍCIAS, no canal 4.
Vou à casa do meu colega NILSON GIRALDI quando são 21 horas. O assunto é sobre o Preparatório à Escola de Sargentos que deverá ser iniciado a 8 do corrente.
Na televisão ainda assisto o policial "77 SUNSET-STRIP".   
51 a lançamento dos principais acontecimentos em 3 de fevereiro de 1966 (quinta-feira). ANO 16º - MÊS 7º - DIA 207º - 7 anos e 243 dias na FORÇA PÚBLICA - 620 dias como 2º TENENTE - 857 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Continuo minha semana definitiva na Chefia da FIF. Visto o pagamento sair hoje, sei que o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA vai esclarecer por fim a questão de minhas férias e, consequentemente, minha substituição na FIF.
O TENENTE-CORONEL ANSELMO PERES continua baixado ao Hospital Militar nesta data. Portanto, o MAJOR CLÁUDIO ainda é o comandante interino e o CAPITÃO IRAHYBA DE PAULA ROSA o sub-comandante interino.
A revista das 7 horas é feita dentro dos moldes de sempre. A tropa sente a presença dos comandantes de subunidades, bem como da Administração da Unidade. Em seguida, sou chamado pelo Major. Quer ele resolver minha situação, tal como prevenira desde que saíra de casa. Quanto às minhas férias, perguntou se havia mesmo necessidade. Ante minha afirmação, esclareceu que as vai conceder, através de publicação no Boletim Regimental de amanhã. Nesse mesmo boletim, será designado o 2º TENENTE HUGO CLIVATI para me substituir na Chefia de Formação e Intendência e Fundos do Batalhão. Isto quer dizer que meu caso está liquidado finalmente. Entro em gozo de trinta dias de férias, a contar de 8 de fevereiro e, assim que me apresente, devo entrar em trânsito para o 10º BP, unidade a que passarei adido a fim de montar a 2ª Cia.Ind.
Depois de sacramentada a minha situação, passo a exercer minhas últimas atividades na Chefia da FIF do BG. Hoje meus auxiliares estão preparando o balancete do mês de janeiro para ser submetido à apreciação do Conselho de Administração, em reunião que se efetuará amanhã. Conto com a presença do 3º SARGENTO MELO, que se apresentou de férias. Ao mesmo tempo, vou preparando a Repartição para meu substituto legal, TENENTE CLIVATI.
A questão do pagamento vai ser confirmada através de um telefonema do Serviço de Fundos. A ordem dada ontem é mudada em termos: o tesoureiro deverá estar às 15 horas no BANCO DO BRASIL.
O 2º TENENTE HUGO CLIVATI chega ao quartel quase ao meio-dia, visto que até hoje pertenceu à 1ª Cia, onde era instrutor de recrutas. Logo sabe da  novidade, aliás, um tanto já esperada, visto as últimas conversas tidas com o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA. Logo vai para a FIF, uma vez que me acompanhará até o BANCO DO BRASIL, às 15 horas, conforme o telefonema do CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU.
Apesar de toda a correria de hoje, sinto-me um tanto contente, visto que finalmente consegui o que queria: deixar a FIF do Batalhão, pois não me sentia muito bem trabalhando forçado e embaixo da tirania do MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA. Agora, finalmente, posso deixar a Repartição, tão logo pague o batalhão.
Com o TENENTE CLIVATI espero o horário das 15 horas na FIF, ensinando-lhe uma porção de coisas. Acontece que esse rapaz nunca deu valor para o serviço exercido pelos componentes da Companhia de Comando e, hoje, seu pensamento é bem diferente, visto estar vivendo a situação. Foi até bom ele ser designado Chefe da FIF para aprender uma série de coisas que desconhecia completamente.
Às 15 horas, deixamos o batalhão, rumo BANCO DO BRASIL. O MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA vai conosco. Vai visitar o MAJOR HUMAITÁ, que se encontra restabelecendo-se de uma recente operação. Os soldados VIANA e MÁRCIO servem de escolta.
No BANCO DO BRASIL, vou apresentar o TENENTE CLIVATI para os outros tesoureiros que se encontram presentes: 1º TENENTE CALCIOLARI (1º BP "TOBIAS DE AGUIAR"); 2º TENENTE AMÉRICO VICTOR SALVATO (2º BP); 1º TENENTE QOAA SALES (SERVIÇO DE FUNDOS); 1º TENENTE QOAA LIBERTÁRIO PALUMBO (CORPO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO); 2º TENENTE QOAA RUI MARTINES GALARÇA (COMPANHIA DE GUARDAS); 1º TENENTE CARLOS GIRALDES (CFA); 2º TENENTE SANCHES (SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES) e outros.
Não demorou muito para que se fizesse o pagamento por intermédio do CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU, tesoureiro-geral. O BATALHÃO DE GUARDAS recebe a quantia de oitenta milhões, quinhentos e cinquenta e nove mil e alguns cruzeiros.
Às 17 horas, o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA passa pelo BANCO DO BRASIL e retornamos para o BATALHÃO DE GUARDAS. Em seguida, é conferido todo o dinheiro e o cofre é trancado por todos os membros do Conselho de Administração. Depois disso, o próximo capítulo acerca do pagamento de janeiro somente se dará amanhã.
Às 19 horas, dou aula para os CABOS HERNANDEZ e PAYÃO e, às 21 horas, sentindo muito cansaço, deixo o BATALHÃO DE GUARDAS, rumo ao sossego de meu lar, coisa que preciso muito no final desse 3 de fevereiro.    
  51 a. sonda lunar soviética “LUNIK 9” paira sobre a superfície terrestre e emite imagens, desde o mar de LAS TORMENTAS, em 3 de fevereiro de 1966.
  50 a. dos acontecimentos registrados em 3 de fevereiro de 1967 (sexta-feira). ANO 17º - MÊS 7º - DIA 209º - 8 anos e 244 dias na FORÇA PÚBLICA – 51 dias como 1º TENENTE – 304 dias na 2ª Companhia Independente.
Nesta manhã procuro acertar minha situação financeira e fazer a demonstração de débitos para esse mês de fevereiro. Minha esposa já se dirige à COAP para adquirir os gêneros alimentícios de primeira necessidade para o transcorrer do mês.
Às 11 horas, deixo meu lar. Rumo para GUARULHOS, chegando na Companhia às 12:15 horas. Diversas praças já estão na fila, esperando a continuação do pagamento. O 2º TENENTE NUNES, tesoureiro, chega logo depois. Acontece que nada podemos realizar porque o 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA ão chega e ele está com a chave número 2 do cofre.
Finalmente, lá pelas 14 horas chega o comandante interino. Abre-se o cofre e continuamos o pagamento da tropa. Tudo se realiza na mais perfeita ordem. Consigo acertar minhas finanças da 2ª Companhia Independente e, parece que nossa Unidade foi a única que pagou seus componentes antes do carnaval.
O Boletim Regimental número 6, com data de hoje, publica dez dias de prisão sem fazer serviço para o CABO MÁRIO JANUÁRIO, pelas suas faltas cometidas ontem; seis dias de prisão para o SOLDADO BENEDITO RIBEIRO VIANA. O 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA, que que o “rabo preso” com o SOLDADO WILSON SANCHES, justifica a falta cometida por essa praça, decaindo ainda mais no conceito dos componentes da  Companhia.
Com o 2º TENENTE NUNES FERNANDES vou no Destacamento. Ali encontramos o ASPIRANTE A OFICIAL LUÍS LUCAS atrapalhado com as escalas para o Carnaval.
A Delegacia de Polícia está sofrendo sérias modificações . Doutor HERNANI FERREIRA está à testa dos serviços.
Às 19:30 horas, deixamos a Praça CONSELHEIRO CRISPINIANO. O TENENTE NUNES leva-me até o ponto inicial do ônibus JAÇANÃ. Dali rumo para casa, usando dois ônibus: PRAÇA DO CORREIO e VILA ALBERTINA.
Passo pela casa do Tenente reformado EUCLIDES. Também passo pela casa do 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN. Chego em casa às 22 horas.    
  48 a. YASSER ARAFAT é nomeado chefe da OLP pelo Congresso Nacional Palestino, em 3 de fevereiro de 1969.
  47 a. falece o filósofo BERTLAND ARTHUR WILLIAM RUSSEL, tendo nascido em 18 de maio de 1872. Morre em 3 de fevereiro de 1970.  
  47 a. MUHAMMAD ALI (CASSIUS CLAY), ex-campeão mundial de pesos pesados, anuncia sua retirada definitiva do boxe, em 3 de fevereiro de 1970.
  43 a. nasce o sobrinho da LUCINDA, ALEX, filho do AMÉRICO, no dia 3 de fevereiro de 1974.
  40 a. Golpe de Estado na ETIÓPIA, realizado pelo vice-presidente da CAMP, MENGHISTU HAILÉ, em 3 de fevereiro de 1977. Neste golpe foi assassinado o chefe de Estado, TEFERI BENTI.
  38 a. das anotações em 3 de fevereiro de 1979: neste sábado vou até POÁ, a fim de visitar minha mãe. Ela comenta atos irregulares de seu neto. MARIO teria mexido no dinheiro de sua irmã MARIZETE e isso cria um ambiente muito desagradável. Apesar disso, o MÁRIO recebe de mim um cheque de um mil e trezentos cruzeiros para seus gastos. A MARIZE, segundo consta, continua no Hospital Psiquiátrico da CRUZ AZUL.
Deixo POÁ bastante contrariado. Assisto na televisão o enterro do ex-ministro de Justiça, GAMA E SILVA. Outros assuntos mostrados no Jornal Nacional: os franceses fazem os melhores tempos e partirão nos 1º e 2º lugares, amanhã, no Grande Prêmio BRASIL F 1.
As chuvas continuam nos Estados do RIO, MINAS GERAIS e ESPÍRITO SANTO.
KHOMEINI poderá provocar uma guerra civil no IRÃ.
Continuo lendo: MARÍLIA, A NOIVA DA INCONFIDÊNCIA, de ORESTES ROSOLIA. 
  33 a. nasce o neto da MARIA JAPONESA, o DÊNIS, no dia 3 de fevereiro de 1984.
  32 a. PAPA JOÃO PAULO II visita CUZCO (PERU), em 3 de fevereiro de 1985.
  31 a. da nomeação de ROMEU TUMA como DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, no dia 3 de fevereiro de 1986, onde permaneceu  por  mais de seis anos. ROMEU TUMA morreu como SENADOR no dia 26 de outubro de 2010.
  30 a. detido em MEDELLÍN e extraditado para os EUA o famoso narcotraficante colombiano CARLOS LEHDER, em 3 de fevereiro de 1987.
  30 a. das anotações do dia 3 de fevereiro de 1987: nesta terça-feira LUCINDA estuda comigo uma possibilidade de passar alguns dias em ILHA BELA caso eu vá participar do III CONGRESSO NACIONAL DAS POLÍCIAS MILITARES, em BELO HORIZONTE. Ela faria essa viagem na companhia da MARIA JAPONESA.
Uso o volks 78, guiado pelo PM JOÃO GOMES, face atraso na chega do PM BATISTA, que está dirigindo o GOL preto. No 2º BPChq os oficiais dão ciência de um bom saldo de produção: ontem, no Terminal de TIETÊ, tivemos dois flagrantes de entorpecentes, um por corrupção ativa; dezesseis armas foram apreendidas e dois indivíduos foram detidos.
Hoje, a minha tropa está na PRAÇA DO CORREIO, auxiliando o CPA/M-1, na OPERAÇÃO MUTIRÃO. Há no local uma greve dos funcionários dos correios.
O CAPITÃO PM VILLAR será o coordenador da Escola de Sargentos, a funcionar no 2º BPChq, a partir de 16 de fevereiro. Trata dos detalhes a respeito dos oficiais que irão administrar aulas.
Chove muito à tarde. O CAPITÃO SILVA faz levantamento de uma área alagada no GLICÉRIO.
TENENTE-CORONEL PM ALUÍZIO conversa comigo a respeito de uma matéria publicada ontem, no JORNAL DA TARDE, sobre o fim dos TATU, BRUCUTU e BARNEY, carros de combate, de choque, que irão para o Museu Militar. O CORONEL PM CRISCIBENE deu essa entrevista ao repórter FAUSTO MACEDO.
O MAJOR PM NAKAHARADA, Comandante do Presídio Militar “ROMÃO GOMES”, conversa comigo a respeito do ex-PM SÉRGIO SANTOS GUERRA. Diz que durante sua fuga, junto com outros marginais, furtou três carros. O SÉRGIO tornou-se um bandido perigoso.
O PM BATISTA, que desde ontem é meu motorista (substitui o CABO PM NEGRETTI, que irá se reformar), retorna a GUARULHOS embaixo de muita água.
Leio nesta noite “O REI DE FERRO”, de MAURICE DRUON.
LUCINDA está lendo o segundo volume de “AS BRUXAS DE AVALON”.
A frota norte-americana, com 3800 fuzileiros navais, estão no Mediterrâneo, a 80 quilômetros de BEIRUTE.    
  29 a. transf. reserva: Cel. FELÍCIO ARNALDO BUONAMICI, em 3 de fevereiro de 1988.
  29 a. falece o maestro e compositor RADAMÉS GNATALI, em 3 de fevereiro de 1988.
  28 a. da entrevista prestada por mim no programa “DIA-A-DIA”, na TV BANDEIRANTES, com RENATO LOMBARDI, em 3 de fevereiro de 1989.
  28 a. derrotado no PARAGUAI o GENERAL ALFREDO STROESSNER, o ditador mais antigo da AMÉRICA LATINA, por seu genro, GENERAL ANDRÉS RODRÍGUEZ, que assume a Presidência em 3 de fevereiro de 1989. STROESSNER estava no comando desde 1954 e tinha governado por oito mandatos. Após perder o cargo, ele se exilou no BRASIL, onde morou até morrer, em 2006. LUÍS FERNANDO BARRÍOS, estudante na época, assim se expressou: “Eu era criança. Morava perto de ASSUNÇÃO, com minha família, e tenho viva na memória a cena de minha mãe apagando todas as luzes da casa, por medo. Ouvíamos tiros que pareciam de canhão. Durante a ditadura, os jovens eram assassinados por pessoas do governo. No dia do golpe, tudo isso veio à cabeça das pessoas.”
  27 a. transf. reserva : Cel. LUIZ UXLEY DE PAIVA MAGALHÃES e Tenente-Coronel GETÚLIO  GRACELLI, em 3 de fevereiro de 1990.
  26 a. falece TARCILA GOULART DO VALLE, irmã do ex–presidente da República do Brasil, JOÃO GOULART, em 3 de fevereiro de 1991.
  26 a. Partido Comunista Italiano deixa de existir oficialmente depois de 70 anos de história, ao aprovar sua conversão para Partido Democrático de Esquerda, em 3 de fevereiro de 1991.
  23 a. do lançamento do ônibus espacial DISCOVERY, levando a bordo cinco norte-americanos e um russo (SERGEI KIRKALEV, o primeiro em um veículo espacial americano), na primeira missão conjunta desde 1975, quando tripulantes da nave russa SOYUZ e da norte-americana APOLLO se encontraram no espaço e apertaram as mãos. Os astronautas e o cosmonauta ficarão oito dias no espaço. A missão era parte de um projeto russo-americano de construção de uma estação espacial a partir de 1997. Em 3 de fevereiro de 1994. SERGEI KIRALEV participou na missão STS-60 e viajou em companhia de outros cinco americanos numa missão que tinha como objetivo o teste com novos materiais.
  22 a. falece a cantora e atriz portuguesa MARIA DAS GRAÇAS NEVES SARAMAGO, em 3 de fevereiro de 1995.
  21 a. falece dona SARAH KUBITSCHEK, viúva do ex-presidente da República, JUSCELINO KUBITSCHEK, em 3 de fevereiro de 1996.
  20 a. do assassinato do PM ANTÔNIO CARLOS MOURA, motorista do Coronel PM FLÁVIO TURESSI, em 3 de fevereiro de 1997, na madrugada. Levou um tiro na cabeça que transfixou pela garganta. O corpo foi encontrado no porta-malas de um FIESTA na Rua MÁRTIRES DOS ARMÊNIOS, altura do nº 190, JARDIM DONA LEONOR MENDES DE BARROS, zona norte. Outras anotações nesta data: O alto comando do Choque reuniu a Imprensa e defendeu a ação do GATE no caso da morte do comerciante OSVALDO MANOEL DA SILVA, de 28 anos, em SANTO ANDRÉ. O CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO disse: “Foi uma ação perfeita”. O CORONEL PM CAMARGO é o Comandante do Policiamento de Choque. Quem comandou essa operação, na manhã do dia 1º de fevereiro foi o TENENTE PM ZÓLIO. O CAPITÃO PM THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO FILHO (filho do CORONEL PM THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO) é o atual comandante do GATE. Foi o responsável pela ordem de invasão da casa. O TENENTE-CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, atual Comandante do 3º BPChq, disse que em 30 dias estará concluída a Sindicância da Corregedoria da PM. Os PMs envolvidos e responsáveis pelos disparos foram afastados.
Estou na AORPM às 11 horas. Converso com: CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, TENENTE-CORONEL PM REZENDE, 1º TENENTE PM FONSECA e outros. O NILDO atravessa difícil situação financeira por causa de seu sócio MARCOS. A mãe do MARCOS é proprietária de uma locadora, vizinha à AORPM. Conversa comigo e com o ELÁDIO sobre esse assunto.
No MMDC, junto com o CORONEL CANAVÓ, elaboramos a Convocação dos Diretores da Executiva para uma reunião no dia 20 de fevereiro, quinta-feira. Conheço hoje o alfaiate CLÓVIS, que trabalha num atelier localizado na PRAÇA JOÃO MENDES. Encomendo-lhe um terno marrom. Com 31 graus de temperatura regresso a GUARULHOS. Chego com dificuldade em casa.
Assisto os jornais da GLOBO e da RECORD. Entre os assuntos está o desmentido do líder rebelde do Movimento Revolucionário TUPAC AMARU, NESTOR CERPA CARTOLINI, acerca da informação de que teria renunciado da exigência de libertação de seus companheiros presos. Em visita a WASHINGTON, o presidente peruano disse hoje que a troca pedida pelos rebeldes “está descartada”.  
  19 a. falece o cantor SÍLVIO CALDAS, em 3 de fevereiro de 1998.
  19 a. da tragédia do alpinismo brasileiro. Morreram os alpinistas MOZART CATÃO, ALEXANDRE OLIVEIRA E OTHON LEONARDOS, arrastados por uma avalanche quando escalavam o ACONCÁGUA, na ARGENTINA, no dia 3 de fevereiro de 1998. No acampamento – base, a 4 100 metros, estavam RONALDO FRANZEN JÚNIOR, o NATIVO, e DÁLIO ZIPPIN NETO, os outros dois integrantes da expedição brasileira, que aguardavam notícias dos colegas. Os corpos congelados dos três montanhistas permanecem congelados na CORDILHEIRA DOS ANDES. O drama é contado em livro, MONTANHA EM FÚRIA, reconstituído pelo jornalista MARCUS VINICIUS GASGUES, com a ajuda dos dois sobreviventes da expedição, com amigos e parentes de MOZART CATÃO, chefe da expedição, e alpinistas renomados. O livro resgata pormenores da história e, distante do calor dos acontecimentos, aprofunda a discussão sobre os prováveis motivos da tragédia.
  19 a. das seguintes anotações em 3 de fevereiro de 1998: a terça-feira apresenta uma madrugada de muita confusão. MARLENE criou um caso pelo barulho provocado pelos baianos, nossos vizinhos, e isso vai infernizar a vida de todos durante horas a fio. O pior é que virá a represália por parte deles, acostumados a isso. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR vai trabalhar e esquece todos os documentos em casa. Telefona do CSMAM e, quando me dirijo para a cidade de São Paulo, desço do metrô na Estação TIRADENTES, a fim de levar-lhe os documentos.
Na AORPM, CARMELO e ALZENIR continuam a explanação sobre a OPERAÇÃO NACIONAL, que durou um mês. CRISTIANO fala sobre o começo da OPERAÇÃO CRUZEIRO. A tarde é de calor intenso. SÃO PAULO apresenta 35 graus de temperatura e ameaça cair um temporal. CORONEL ARY CANAVÓ ainda está se convalescendo da operação da hérnia. Passa pelo MMDC, mas não sobe as escadas. Estamos preparando tudo para a reunião do Conselho Supremo no dia 10 de fevereiro. Alguns conselheiros conversam comigo sobre o “CASO REGINA”. O retorno para GUARULHOS, num ônibus COCAIA, é difícil por causa do calor.
SÍLVIO CALDAS, o seresteiro do BRASIL, morreu aos 89 anos, de insuficiência respiratória, em seu sítio em ATIBAIA, onde vivia há 40 anos. Autor do clássico CHÃO DE ESTRELAS, SÍLVIO CALDAS formou com ORLANDO SILVA, FRANCISCO ALVES e CARLOS GALHARDO o quarteto de gigantes da era do rádio, nas décadas de 1930 e 1940.
O SANTOS derrota o FLUMINENSE por 3 a 2, de virada, nesta noite, no MARACANÃ, isolando-se na liderança do Grupo 2 do TORNEIO RIO-SÃO PAULO, com 8 pontos ganhos em 4 partidas. O SÃO PAULO fica no empate com o FLAMENGO, por 1 a 1, no PACAEMBU e agora tem seis pontos.
A SELEÇÃO BRASILEIRA dá um vexame em sua estréia no Grupo 1 da COPA OURO, em MIAMI. Fica num medíocre empate de 0 a 0 com a JAMAICA. No final da partida, o zagueiro JÚNIOR BAIANO é expulso por dar uma cotovelada em THEODORE. BRASIL jogou com TAFFAREL; ZÉ MARIA, JÚNIOR BAIANO, GONÇALVES (CÉSAR) e JÚNIOR; FLÁVIO CONCEIÇÃO, MAURO SILVA, DENILSON e ZINHO; EDMUNDO e ROMÁRIO. Nosso técnico é ZAGALLO.
ATP TOUR DE MARSELHA, na FRANÇA: GUSTAVO KUERTEN vence o belga FILIP DEWULF.
A ex-prostituta KARLA TUCKER é executada nesta noite com injeção letal no TEXAS, ESTADOS UNIDOS. A sentença é cumprida após apelações na Justiça e pedido de perdão do PAPA JOAO PAULO II para a americana, condenada por dois homicídios.
Carros boiando, trens e ônibus parados, falta de energia elétrica, 89 quilômetros de congestionamentos e vôos atrasados nos aeroportos. Este foi o saldo da tempestade de hoje, que durou 45 minutos e mergulhou toda a cidade de SÃO PAULO no caos. A região central foi uma das mais atingidas.
No MMDS, pela manhã, tive um contato com LIETE. Vai viajar para o JAPÃO nos próximos dias. Está tratando do passaporte. Ele é vizinho da Entidade. Vasculhando os arquivos do senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, que durante muitos anos foi o secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, encontro um livro que registra o centenário de nascimento do tribuno IBRAHIM DE ALMEIDA NOBRE em 3 de fevereiro de 1988. Hoje, portanto, completam-se 110 anos de um dos homens que mais colaboraram para a causa do Movimento Constitucionalista de 1932. Ontem, dia 2, terminei de ler MEMÓRIA PAULISTA, da escritora VAVY PACHECO BORGES. Ela estudou a vida do CAPITÃO Ref ALFREDO FEIJÓ, veterano de 1932.
MÔNICA LEWINSKY, a ex-estagiária da CASA BRANCA envolvida no escândalo sexual que abalou o governo BILL CLINTON, deixou WASHINGTON, hoje, em um voo rumo à CALIFÓRNIA. Segundo seu advogado, WILLIAM GINSBURG, MÔNICA saiu da capital federal para tentar fugir do assédio da mídia e deverá ficar na casa do pai, em BRENTWOOD, LOS ANGELES – mesmo bairro onde o ex-astro do futebol O. J. SIMPSON tinha uma mansão.       
  18 a. da inauguração da primeira garagem subterrânea da cidade de SÃO PAULO, sob a avenida ENÉAS DE CARVALHO AGUIAR onde fica o HOSPITAL DAS CLÍNICAS, em 3 de fevereiro de 1999. Outras anotações nesta quarta-feira: os jornais de hoje publicam reportagens sobre a escolha do novo Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, Comandante do Policiamento de Choque. Promovido a CORONEL em 14 de março de 1998, ocupa um dos últimos números de coronel no Almanaque. Mais novo que ele só: CORONEL PM DAVANZZO, CORONEL PM VASCONCELLOS, CORONEL PM ORLANDO RODRIGUES DE CAMARGO FILHO, CORONEL PM ELZIO LOURENÇO NAGALLI. Isso significa dizer que haverá um número razoável de coronéis indo para a reserva e as promoções conseqüentes de tenentes-coronéis que chegarão ao último posto. O senhor GERALDO FARIA MARCONDES entra em contato comigo para saber de detalhes da escolha do CORONEL PM RUI. Sabe-se que o Comandante Geral é o Presidente do Conselho Supremo do MMDC. CARMELO, ELÁDIO e ADRIANO vão dar aula em SANTO AMARO. Ali se encontram com LUÍS e APARECIDO. O número de assistentes é grande.
No BANESPA, converso com o CORONEL PM Res ALTINO GIANESINI e gerente FERNANDO. Outros conhecidos da PM também ali estão. Falamos sobre a indicação do CORONEL PM RUI CÉSAR MELO para ser o comandante geral da corporação. O novo comandante-geral quer acabar com policiais no serviço administrativo, substituindo-os por jovens dispensados do serviço militar por excesso do contingente. Também pretende criar batalhões mistos, dissolvendo os femininos, e usar o serviço reservado no combate ao narcotráfico. Ele aposta no vídeo como arma para instruir os 83 mil homens da corporação e, com estatísticas e informática, quer controlar o desempenho da PM. Casado e pai de dois filhos, MELO revolta-se quando ouve alguém dizer que a ROTA deve ir para a rua. “A ROTA está na rua, onde sempre esteve, fazendo o papel de defensora da dignidade das pessoas. Não está lá para morder ninguém”. MELO não revela quais serão seus auxiliares. Formado em Economia, é professor de Polícia Comunitária na Academia de Oficiais da Polícia Militar. Na sua gestão, promete, em primeiro lugar, potencializar ao máximo os policiamentos preventivo e ostensivo, com recursos da própria corporação. “Com a união dos batalhões femininos aos outros, esperamos criar 6 novos, com 21 novas companhias”. A parceria da PM com a Polícia Civil prosseguirá, segundo o coronel. “Será fundamental, inclusive no combate ao tráfico de drogas. O crack será o alvo número 1”; com relação à CRACOLÂNDIA, vizinha do quartel do Comando Geral da PM, RUI CESAR MELO diz que “é preciso uma ação integrada das duas polícias, de outros órgãos da administração e da sociedade civil” para sanar o problema. Para o coronel, o corporativismo da PM, alvo de constantes críticas, “servirá para elevar o nível de prestação de serviços e nunca para defender maus policiais”.  
No MMDC, recebemos a viúva do veterano AYRES NOGUEIRA. O inusitado é que esse senhor desapareceu e é dado como “ausente” há mais de doze anos. CORONEL CANAVÓ fala sobre a tal prestação de contas de 20 mil reais recebidos no ano passado. Isso é algo que está mexendo com os nervos de dona MARIA, porque o “pepino” foi parar em suas mãos.
Na tarde de ontem morreram afogados na barragem da SABESP, conhecida como prainha, em MAIRIPORÃ, os PMs PAULO RENATO SILVEIRA, de 28 anos, e GENILSON ALVES DE ALMEIDA, de 21, ambos da 3ª Companhia do 26º BPMM. Os dois estavam de folga e resolveram ir com duas amigas até o local para tomar sol. ALMEIDA, que não sabia nadar, entrou na água e, minutos depois, começou a gritar por socorro. Segundo o morador, JOÃO APARECIDO DA COSTA, de 34 anos, que estava próximo, SILVEIRA tentou salvar o amigo e foi levado pelas águas. “Liguei para os bombeiros, mas já não dava tempo de socorrê-los”, explicou. ALMEIDA era separado e tinha um filho de um ano e sete meses. Parentes e amigos do soldado, que acompanharam o trabalho de resgate, desesperaram-se quando os bombeiros retiraram o corpo da água. “Quando ele resolveu entrar na Polícia sempre me preocupei, mas nunca imaginei uma morte como essa”, desabafou DALSIRA FERREIRA ALMEIDA, de 41 anos, mãe do policial, enquanto era amparada pelo sobrinho GILSON.
TORNEIO RIO-SÃO PAULO: O SÃO PAULO venceu o FLAMENGO por 1 a 0, no MARACANÃ. EDMILSON fez o gol que coloca o TRICOLOR como o primeiro time a se classificar para a próxima fase do torneio. Na VILA BELMIRO, o SANTOS goleou o FLUMINENSE por 4 a 1.
Assisto a estréia do CORINTHIANS na COPA DO BRASIL. Joga em DOURADOS, no MATO GROSSO DO SUL, vencendo o UBIRATAN por 1 a 0, gol de MIRANDINHA.  
  18 a. da escolha do COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO – Cel. RUI CÉSAR MELO. A posse foi no dia 11 de fevereiro de 1999. O Cel. RUI substituiu o CORONEL CARLOS ALBERTO DE CAMARGO. Em 26 de abril de 2002, o Cel. RUI foi substituído pelo CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. Em 28 de dezembro de 2004, o CORONEL PM ALBERTO passou o Comando Geral da PMESP para o CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES. ECLAIR entregou o Comando em 5 de janeiro de 2007 para o CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ. Em 15 de abril de 2009 assume o Comando da PMESP o CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, substituindo o CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ. O CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO passou o comando para o CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA. Este, entregou o comando ao CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA. Por sua vez, MEIRA passa o Comando Geral para o CORONEL PM RICARDO GAMBARONI.

ACONTECEU EM 3 DE FEVEREIRO DE  2001 :  -    SÁBADO
O calor desses primeiros dias de fevereiro tem me deixado em situação difícil. Às vezes parece que irei sofrer uma crise de labirintite, tal como nessa manhã. Prefiro apenas ler os jornais, deixando que a saúde melhore.

No campeonato paulista, PAULO NUNES estréia no CORINTHIANS na derrota do alvi–negro para a PORTUGUESA SANTISTA por 2 a 1. LUISÃO marca para o alvi-negro no inicio do primeiro tempo, mas não acontece nenhum milagre. PAULO NUNES faz uma estréia medíocre no CORINTHIANS. O “lanterninha do PAULISTÃO empata o jogo com um oportunismo de ZINHO. Esse mesmo ZINHO faz 2 a 1 aos 46 minutos do segundo tempo e o CORINTHIANS amarga mais uma derrota. O PALMEIRAS venceu a MATONENSE, de “virada” por 3 a 2, em Matão. O VERDÃO começou perdendo em MATÃO. Empata o jogo e faz 2 a 1. FLÁVIO, autor do primeiro gol palmeirense, que em apenas dois minutos marca mais dois gols, decide a vitória do VERDÃO.

Fundada por um grupo de oIto amigos, a banda GRANDE FAMÍLIA deu a largada para o CARNAVAL 2001 em SÃO PAULO, com a presença do REI MOMO e da rainha da festa. A banda do ITAIM BIBI comemora hoje 20 anos de existência. A folia começou por volta das 15 horas, com concentração na Rua URUSSUÍ, percorrendo depois várias ruas do bairro.   

Aumentou o mistério em torno da morte do padre nicaraguense WILLIAM GONZÁLEZ, de 36 anos, ocorrida no vôo 4 283, da VASP. O cadáver foi retirado discretamente do IML, em BRASÍLIA, por pessoas que se apresentaram como responsáveis pelo seu traslado para a NICARAGUA, e desde então não se tem notícia sobre o seu paradeiro.

O SENADOR JOSÉ SARNEY foi operado no Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, da retirada da vesícula. Ele foi internado ontem à noite, dia 2 de fevereiro de 2 001, com fortes dores no abdômen. De acordo com o médico particular de SARNEY e chefe da equipe que realizou a operação, RAUL CUTAIT, a intervenção foi bem-sucedida e ele poderá ter alta nos próximos dias. CUTAIT disse que não seriam divulgados boletins por ordem do próprio paciente. A cirurgia começou às 13 horas e durou cerca de duas horas. CUTAIT afirmou que foram feitos quatro furos no abdômen do senador – que recebeu anestesia geral – para a colocação de microcâmera para orientar a manipulação dos instrumentos pelos médicos.

A ÍNDIA sofreu um novo terremoto, de intensidade de cinco graus na escala RICHTER. O novo abalo voltou a causar pânico na população de GUJARAT, bem como em AHMEDABAD, com a possibilidade de uma nova catástrofe. Mais de QUINZE MIL CORPOS já foram resgatados dos escombros, após a tragédia de 26 de janeiro de 2 001. Cerca de 600 mil sobreviventes da tragédia estão desabrigados, necessitando de alimentos, roupas e instalações sanitárias, apesar da ajuda humanitária enviada à ÍNDIA por diversos países.
O governo mexicano entrega à ESPANHA o ex-CAPITÃO RICARDO MIGUEL CAVALLO, para ser julgado pelos crimes de genocídio e tortura cometidos pelas juntas militares entre 1976 e 1983.

Com início às 20 horas, assisto na BANDEIRANTES um filme de 1967 – ELDORADO – com JOHN WAYNE e ROBERT MITCHUM. Faroeste clássico sobre xerife veterano e pistoleiro alcoólatra enfrentando gangue que domina uma cidade.
Mais tarde, zero hora, na BANDEIRANTES, assisto A SEMENTE DA MALDIÇÃO – CINE SINISTRO. Uma mulher pratica um aborto. O feto é jogado no esgoto e se transforma num mutante ao receber um líquido de lixo atômico. Muita violência e um final tenebroso: o mutante torna-se feto e volta para o ventre materno.
 
2 002  :  -    DOMINGO
1543202 194181
4H/a.
Melhora bem a temperatura no segundo dia de fevereiro. Com 22 graus de temperatura, vamos para POÁ por volta das 11 horas. O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR mais uma vez leva-me em seu carro, melhorando bem a viagem, já que não sou obrigado a pegar ônibus e trem para chegar na terra de minha mãe. Hoje, o JOÃO inova o passeio. Convida dois colegas para nos acompanhar e um deles ensina um caminho pela rodovia dos Trabalhadores, indo dar no ITAIM PAULISTA. Encontramos uma dona ALICE nervosinha, tratando de uma bacalhoada. Pouco tempo o JOÃO fica em POÁ, logo regressando para GUARULHOS com os dois amigos. Minha mãe fala que hoje está aniversariando o SEBASTIÁN, marido da RITA REGINA. Também conta que dona LILICA visitou-a nesta semana, achando-a muito magra e com certos problemas de perda de memória. Minha mãe diz que a LILICA está sofrendo do coração. Vamos almoçar o bacalhau que ela fez com tanto capricho lá pelas 14 horas. Telefono ao RENATO VENTURA e ele me conta que o estrago que o cofre fez no seu pé direito é um pouco pior do que ele calculava no começo. Sofreu fratura de três artelhos e conseguiu na PM uma licença de quinze dias.
Deixo POÁ por volta das 16h30, não tendo o RENATO para me levar até a estação, como era nosso hábito. Não vi hoje MARIZETE, ADALVO e FELIPE. Devem estar viajando.
As mensagens de paz constituíram o tema recorrente no PHOLIANAFARIA. Dois dos seis blocos apresentaram, ao público, mensagens contra a violência enquanto passaram pela Avenida SANTOS DUMONT. Os primeiros foram os motoqueiros da Federação dos Moto Clubes do Estado de São Paulo, que falaram sobre o assunto em um carro branco. Depois veio o BLOCO DA PAZ, que fechou o desfile distribuindo bandanas claras entre os espectadores.

O empresário e político, ex–prefeito de ASSIS, RUY SILVA, de 74 anos, foi morto às 8 horas deste domingo durante tentativa de roubo em sua residência, no Morumbi. Três assaltantes invadiram a mansão, mas acabaram fugindo sem levar nada. O drama da família começou às 6h30. Durante cerca de uma hora e meia, RUY SILVA, sua esposa MARIA HELENA DE OLIVEIRA SILVA, de 71 anos, seu filho, JORGE DE OLIVEIRA SILVA, de 48, e dois funcionários da casa ficaram como reféns do trio. Um dos assaltantes ficou bastante transtornado e acabou atirando. RUY SILVA foi atingido no tórax e a bala perfurou um dos pulmões. Ele chegou a ser levado para o Hospital São Luiz, a poucos metros de sua casa, mas não resistiu aos ferimentos. Os bandidos fugiram.

No TORNEIO RIO-SÃO PAULO, o SÃO PAULO VENCEU O FLUMINENSE numa partida eletrizante. Foram 45 minutos raros, com sete gols. O tricolor paulista derrotou o time carioca, no Morumbi, por um placard de 4 a 3. Todos os gols saíram no segundo tempo. ROGÉRIO CENI defendeu um pênalti, cobrou falta, marcou e também foi encoberto pela bola que entrou no arco, no último gol da partida. A PONTE PRETA que venceu o AMÉRICA por 3 a 0, é líder ao lado do BOTAFOGO, que superou o FLAMENGO por 4 a2. CORINTHIANS e PALMEIRAS empataram, respectivamente, pelo mesmo placard de 2 a 2 com o ETTI JUNDIAÍ e VASCO.
 
O bando que seqüestrou o publicitário WASHINGTON OLIVETTO é chefiado pelo terrorista chileno MAURÍCIO HERNANDEZ NORAMBUENA, dirigente da FRENTE PATRIÓTICA MANUEL RODRIGUEZ, antigo braço armado do PC do CHILE. Mais quatro integrantes da quadrilha, que tomavam conta do cativeiro, estão sendo procurados. Os presos disseram que os dez milhões de dólares do resgate seriam destinados a um grupo político, sem informar qual. O terrorista NORAMBUENA matou, entre outras pessoas, um senador chileno, foi condenado à prisão perpétua no CHILE.

GLOBALIZAÇÃO – PORTO ALEGRE: - o PT teve uma preocupação especial neste 2º FÓRUM SOCIAL MUNDIAL: evitar os extremismos. O que levou vários participantes a criticar o evento pelas posições “reformistas”. O partido também pautou várias discussões do FÓRUM sobre as propostas para as eleições presidenciais deste ano.
GLOBALIZAÇÃO – NOVA YORK: - durante um debate no FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL, o presidente do Banco Central, ARMÍNIO FRAGA, defendeu ajuda imediata à ARGENTINA e disse que, enquanto nada se faz, há os riscos de que as coisas piorem. As discussões deste ano deram prioridade a questões com segurança e terrorismo, em lugar de temas ligados à tecnologia e ao livre comércio. E personalidades como BONO VOX e BILL GATES criticaram o descaso das nações ricas, responsáveis por um número muito maior de mortes diárias do que todas as vítimas do ataque terrorista aos EUA, em  11 de setembro.

O corpo de ALEXSANDRO ALVES DOS SANTOS, de 21 anos, neto do ex-jogador GARRINCHA, foi encontrado pela polícia num terreno baldio do bairro de SANTA LÚCIA, em MAGÉ, na BAIXADA FLUMINENSE. Desaparecido desde Sexta-feira, dia 1º de fevereiro, ele teria sido morto a pauladas.
  
O ministro da Economia da ARGENTINA, JORGE REMES LENICOV, anunciou nesta noite o novo pacote econômico, com a adoção da livre flutuação do dólar, atendendo à exigência do FMI.

Um terremoto de 6 graus na escala RICHTER, na TURQUIA, deixou pelo menos 45 mortos e mais de 100 feridos na região central. Equipes de resgate trabalhavam durante a noite, tentando encontrar sobreviventes nos escombros. O número de mortos pode subir, mas as autoridades turcas descartam a possibilidade de o desastre assumir as dimensões dos dois terremotos de 1999, quando dezoito mil pessoas morreram.

Encontrado com vários tiros um corpo que pode ser do jornalista DANIEL PEARL, do WALL STREET JOURNAL, em poder do MOVIMENTO NACIONAL PELA RESTAURAÇÃO DA SOBERANIA PAQUISTANESA, desde 23 de janeiro. A organização havia enviado e-mails à imprensa com fotos de PEARL no cativeiro e a execução foi divulgada no dia primeiro de fevereiro pelo mesmo meio. Numa rua de KARACHI, no PAQUISTÃO.   

2 003  :   -    SEGUNDA-FEIRA
Mudança na paisagem costumeira de nossa Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO, esquina com a Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA. Desde que viemos morar nessa avenida, conhecemos nessa esquina uma borracharia, a BETEL. Agora, passados tantos anos, ela está sendo desativada. Dizem que nesse local será construída uma agência bancária.

Uma greve de motoristas de ônibus prejudica 3,1 milhões de passageiros na cidade de SÃO PAULO. A cidade fica refém dessas pessoas que não se preocupam com a população. A juíza MARIA APARECIDA PELLEGRINA, do TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO, determina em decisão liminar a manutenção de 80% da frota nos horários de pico e nos demais horários a permanência de 60% dos ônibus.

O calor voltou com tudo. Vou para SÃO PAULO, desanimado, com a pressão alta. Encontro VITÓRIO atuante. Está substituindo OREZ (afastado para tratamento da saúde). AMÉRICO, CRISTIANO e RONALDO também trabalham ao lado do major.
Mais tarde, também vou encontrar o presidente do MMDC com a corda toda. Está ditando uma série de providências para dona CÉLIA. Recebemos um telefonema do CORONEL RENALDO, tesoureiro, dizendo que irá passar na Sociedade depois das 16 horas. O Sr. MARCONDES determina que ele faça as devidas cobranças para os sócios em atraso. Houve uma reclamação de uma senhora que emprestou, em meados de 2002, alguns documentos para o ROMEU CICCONE copiar e, até agora o mesmo não devolveu, apesar de insistentes pedidos. O presidente quer tomar as dores dessa mulher e fazer a cobrança desses documentos diretamente para o ROMEU. Várias certidões são assinadas, bem como a ATA da reunião da DIRETORIA EXECUTIVA de 7 de janeiro.
Recebo um telefonema do SÍLVIO. Esse rapaz fez contatos com vários consulados. A idéia é contar com as colônias estrangeiras em SÃO PAULO para desfilarem no 9 de JULHO. Parece que isso irá dar certo.
FALECEU nesta data o CORONEL PM Ref. GERALDO FERREIRA DE CARVALHO.

O deputado estadual CELINO CARDOSO, 1º vice–presidente do PODER LEGISLATIVO, assume nesta data a presidência da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA em lugar de WÁLTER FELDMAN, que no dia 1º de fevereiro tomou posse como DEPUTADO FEDERAL. CELINO foi eleito deputado pela primeira vez em 1994, reeleito em 1998 e cumprirá, a partir do próximo dia 15 de março o seu terceiro mandato, para o qual foi reeleito com mais de cem mil votos. No governo MÁRIO COVAS foi, durante o período de fevereiro de 1999 a junho de 2000, secretário–chefe da CASA CIVIL. Em março de 2001, de volta à Assembléia, foi eleito 1º  vice–presidente da atual Mesa Diretora.

O SARGENTO EDVALDO FOGAÇA, do 6º Batalhão de Polícia Militar, foi assassinado por volta da uma hora da madrugada após uma discussão dentro de uma pequena lanchonete localizada na esquina da Avenida Brigadeiro FARIA LIMA com a Rua PEDRO SETTI, no bairro de FERRAZÓPOLIS, região central de SÃO BERNARDO DO CAMPO. O sargento estava à paisana e foi atingido por quatro tiros por dois homens com os quais discutiu. Os mesmos foram detidos por PMs e levados para o 1º Distrito Policial, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência.

O deputado PINHEIRO LANDIM voltou a ser investigado pela CÂMARA DOS DEPUTADOS no processo que o acusa de envolvimento com o narcotráfico devido a gravações feitas pela POLÍCIA FEDERAL com autorização judicial.

GILDA MARIA DOS SANTOS, mulher do governador de MATO GROSSO DO SUL, JOSÉ ORCÍRIO MIRANDA DOS SANTOS, o ZECA DO PT, foi exonerada pelo marido do cargo de coordenadora do Conselho de Gestão de Políticas Sociais, que o exercia há três anos.

O cinema português perdeu JOÃO CÉSAR MONTEIRO, aos 64 anos. Nascido em FIGUEIRA DA FOZ, MONTEIRO protagonizou uma carreira de escândalos e controvérsias. Escândalos por conta da temática pouco usual de seus filmes e também por sua figura esquálida e abusada: ele criou uma persona artística – JOÃO DE DEUS – interpretada na tela por ele mesmo. Controvérsias, pois havia quem o considerasse gênio e quem o tivesse simplesmente por impostor. Seu último filme lançado, BRANCA DE NEVE, causou polêmica em PORTUGAL. Outros filmes, sempre polêmicos: A COMÉDIA DE DEUS, BODAS DE DEUS, VAI E VEM. COMÉDIA DE DEUS, o mais conhecido, recebeu um prêmio especial do júri no FESTIVAL DE VENEZA, de 1995.

CAROLINA FERRAZ recebeu alta do Hospital COPA D´OR, no RIO, onde estava internada desde a última sexta–feira, 31 de janeiro, depois de sofrer um acidente de carro. A atriz teve traumatismo raque–medular cervical e lesão na articulação do ombro esquerdo.

O jogador de futebol KAKÁ assinou contrato com a TRAFFIC, maior agência de marketing esportivo do País, E ANUNCIOU que vai se engajar no PROJETO FOME ZERO do governo federal.

O produtor de discos PHIL SPECTOR, de 62 anos, foi preso sob suspeita de homicídio, depois que o corpo de uma mulher foi encontrado em sua casa em LOS ANGELES. SPECTOR foi produtor de TINA TURNER e dos RAMONES. Trabalhou com astros como ROLLING STONES, BEATLES e ERIC CLAPTON. Está sendo acusado de assassinar com um tiro a atriz de filmes B, LANA CLARKSON. Horas depois da prisão foi libertado, mediante pagamento de fiança de um milhão de dólares.

“A beleza por ele criada em seu ateliê e que tanto nos encanta o conduz agora a DEUS”. Foram estas as palavras do pároco da Igreja de NOTRE DAME de GRÂCE DE PASSY ao celebrar a missa de corpo presente que precedeu o sepultamento do pintor CÍCERO DIAS no cemitério de MONTPARNASSE no final da manhã desta segunda–feira. Neste final de semana, os jornais, rádio e televisão franceses retraçaram a trajetória do pintor, sublinhando os vínculos de “amizade e cumplicidade artística” que ele desenvolveu a partir dos anos 30 em PARIS com PICASSO, PAUL ELUARD, BLAISE CENDRARS, LE CORBUSIER e outras figuras marcantes das artes e das letras do século passado. PICASSO foi o padrinho de batismo de sua filha SYLVIA e ambos costumavam passar férias juntos no SUL da FRANÇA.

Escolas particulares, centros comerciais, indústrias e empresas de prestação de serviços da VENEZUELA começaram a retomar atividades hoje, após SESSENTA E TRÊS DIAS de greve geral promovida pela oposição na tentativa de depor o presidente HUGO CHÁVEZ. A greve continua parcialmente na estatal de petróleo PDVSA, pela reintegração de mais de cinco mil demitidos.

Por volta das 22:15 horas, passo a assistir na GLOBO o filme TURBULÊNCIA II, de 1999. Direção de DAVID MACKAY, com CRAIG SHEFFER, JENNIFER BEALS, TOM BERENGER, JEFFREY NORDLING e PAUL JARRETT. Agente inglês mata terroristas durante vôo comercial e logo assume o controle do avião, com propósitos nada heróicos (quer fazer chantagem com uma carga de antraz que estava em poder de dois terroristas checos).  Um passageiro une-se à aeromoça para enfrentar a situação.

2 004  :  -    TERÇA-FEIRA
Com a colocação do piso no quarto do JOÃO e do PAULO CÉSAR, eles voltaram a dormir ali, embora em caráter precário, porque os pedreiros deverão ainda cuidar das paredes. LUCINDA, por sua vez, levanta antes das 6 horas e dá um trato na casa, cheia de poeira, proveniente dos trabalhos que vêm sendo executados.
O calor nesta manhã prenuncia chuvas para a tarde. Vou para SÃO PAULO com a pressão alta. A reunião no MMDS não me perturba. Os assuntos são amenos e me poupam das investidas maldosas dos detratores da Sociedade. Às 14 horas, estou com o Cel MENDES na Sociedade. Discutimos o telefonema de ontem do Cel ALEGRETTI. Logo mais o Sr. MARCONDES telefona para dizer que ele irá nessa audiência marcada para quinta-feira, dia 5, no PALÁCIO DO GOVERNO, onde estará presente representantes da CLARO. Também o presidente diz que haverá uma reunião na Sociedade, amanhã, dia 4, com advogados da FARAH SERVICE e do escritório do general BUENO.
CARVALHOSA, de comum acordo com ROMEU CICCONE, “dono” do site do MMDC, usa a internet para atacar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, como adiante se vê, conservando-se os erros de português cometidos pelo autor:
Autor: 
paolo emendabili souza barros de carvalhosa
E-mail:  
Data:  
03/02/2004 10:52:09
Assunto:  
Re: Destruição do obelisco
Mensagem: 
A explicação requerida é simples. A Sociedade Veteranos de 32    vem sendo presidida por um indivíduo - Geraldo Faria Marcondes - que priorizou a "comercialização" do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, na praça, trazendo para a sociedade um General de Brigada na reserva – Euclydes Bueno Filho - o qual representa, enquanto conselheiro da sociedade, os interesses comerciais da Farah Service Ltda, a empresa de marketing, responsável no mercado para contratar "restauradores"e captar recusros, dos quais, até a presente data, não se sabe a destinação, pois, no giro de dois anos e meio, não se viu obra significativa alguma no monmento de Emendabili, no que pese a Nestlé, antes, ter "patrocindado" o "restauros, retirando-se, a dar lugar à Claro, a qual fez do monumento o maior pinduricalho do Brasil sobre os corpos de cerca de 850 combatentes consagrados na Cripta, os quais devem ter se revirado de revolta em suas tumbas, por servirem de "garotos propaganda" de telefones celulares enquanto seus capacetes apodreciam nos porões, juntamente com suas empilhadas urnas funerárias. Ao permitirem fosse utilizado o monumento de Galileo Emendabili de pinduricalho de propaganda, posição esta defendida com unhas e dentes pelo Secretário Geral da Sociedade - Coronel na reserva Mário Fonseca Ventura – muito comprometido na defesa da "causa" da veiculação da propaganda da Claro Telefonia Celular às custas do monumento sem que lá houvesse, de fato, algo que pudesse ser chamado de restauro, levaram ao desastroso estado de abandono do monumento. Ao contrário do quanto propagandeavam, com a entrada da imprensa e da família, viu-se que restauro nenhum há lá e as poucas intervenções na estrutura do Monumento de Galileo Emendabili, serviram antes ao atendimento dos interesses comerciais dos envolvidos, como se tem acompanhado pelos jornais, sendo estas poucas intervenções, realizadas, diga-se, depois de citados da ação, desastrosa, causando danos de grande monta nos revestimentos externos do Obelisco. Tudo o mais, para estas pessoas, é secundário, pois, para estes senhores, afora o dinheiro, tudo é irrelevante, inclusive o sangue derramado por quase mil brasileiros paulistas no solo sagrado de São Paulo, lá sepultados, cujos capacetes, urnas funerárias, uniformes e bandeiras, foram relegados ao mais absoluto descaso, colocados junto a porões inundados por água, na mais absoluta treva.
Esta é a realidade atual de uma sociedade que detém, por enquanto, saibam, o dever de tutelar o monumento, seus mortos, seus símbolos, sua bandeira e sua história, sociedade esta antes  honrada, mas hoje assaltada por indivíduos inescrupulosos, que traíram quem os precedeu, homens do mais alto nível moral e cívico, transmudando-a em um balcão de negócios cuja mercadoria é o memorial dos combatentes de 32. Antes o dinheiro, o resto é muito, mas muito mesmo, secundário.
Paulo Emendabili Souza Barros De Carvalhosa.

Autor: 
Elisio de Almeida
E-mail:  
Data:  
23/01/2004 22:41:54
Assunto:  
Destruição do obelisco
Mensagem: 
Como a Sociedade Veteranos de 32 nunca viu o absurdo estado de putrefação em que se encontra o obelisco?
Como vocês explicam o material se acabando lá dentro?
Não venham dizer que não havia verba para pelo menos arrumar alguns capacetes num lugar menos largado.
A empresa do banner não fez aquilo sózinha.
Pelo estado daquilo sequer um pano alguém passou em anos!
São vocês que dizem defender os ideais de 32?
Então como se explica aquilo?

Os erros na mensagem é do autor. Sr. MARCONDES discute esses problemas de usar a internet em nome da Sociedade. Não sei como sair dessa, pois agora é um veículo contra a atual diretoria executiva. Deverá o caso ser levado ao conhecimento do CONSELHO SUPREMO? Como será a repercussão disso tudo na reunião de 27 de fevereiro?

A Prefeitura de SÃO PAULO insiste em conversar com um dos diretores da Sociedade a respeito do Monumento-Mausoléu. O Cel MENDES irá para ÁGUAS DE LINDÓIA ainda hoje e eu não quero mais conversa acerca do Monumento, pois estou vendo muita safadeza nisso tudo. Deixamos a Sociedade mais cedo. Particularmente, estou enojado dos crápulas que criticam a Diretoria Executiva. Nunca fizeram nada pelo MMDC, a não ser “meter o pau” no Sr. MARCONDES e em mim, por defendê-lo. Se não fosse pelo presidente e pelo MENDES, eu já teria renunciado a esse cargo que, além de ser voluntário, ou seja “não há remuneração de espécie alguma”, agora surgem os aproveitadores da situação para criar tremendos embaraços ao que estamos fazendo.
JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA e seu auxiliar estão trabalhando a todo vapor em casa. Parece que eles têm pressa porque há um outro serviço à vista. Em casa, liga-me dona CÉLIA. Transmite um recado deixado pelo doutor JOSÉ ALVES, que tem graves denúncias contra CARVALHOSA. Não consigo contato telefônico com essa pessoa. Sr. MARCONDES telefona-me. Dou-lhe a notícia do que consta no site do MMDC, sendo que isso será alvo de conversa numa reunião que teremos à tarde.

CRISTIANO ESTÁ FORA DO BIG BROTHER BRASIL 4. Depois de ter escapado ao primeiro paredão na semana passada, hoje o carioca CRISTIANO levou a pior e caiu fora da Casa. O gerente de loja levou 59% dos votos dos espectadores, que decidiram pela permanência do auxiliar administrativo THIAGO. Chorando muito, CRISTIANO disse ter perdoado MARCELO ZULU, responsável por suas duas indicações ao paredão.

Começa hoje a quinta semana de UM SÓ CORAÇÃO. Estamos em 1926, em pleno apogeu do café, no BRASIL. YOLANDA PENTEADO toma conhecimento, através de seu médico, que não pode ter filhos. Isso a deixa arrasada. CORONEL TOTONHO empurra violentamente sua filha caçula, após descobrir que ele estava lendo “PRIMO BASÍLIO”, e manda seus dois filhos menores para um colégio interno. SANTOS DUMONT demonstra todo o amor que sente por YOLANDA PENTEADO, também cortejada por ASSIS CHATEAUBRIAND (este a chama de “caipirinha do LEME”). TARCILA DO AMARAL fica noiva de OSWALD DE ANDRADE, que a apoiou numa exposição de quadros coroada de pleno êxito em PARIS. ANITA MAFALTTI se prepara para fazer também uma exposição em PARIS, um tanto quanto enciumada do sucesso de sua amiga. Em 1926, PARIS era a capital do intelectualismo.
YOLANDA PENTEADO (1903-1983) era uma mulher fabulosa. Seus contemporâneos jamais questionaram. Belíssima, aos 16 anos já arrasava corações, dispensando casamento com admiradores da estirpe do inventor SANTOS DUMONT e da importância do jornalista ASSIS CHATEUBRIAND. Inovadora, também brilhou ao administrar com eficiência e dinamismo a FAZENDA EMPYREO, em LEME. Dona de vasta cultura, usou seu talento e trânsito no cenário internacional para ajudar a montar a BIENAL DE ARTES DE SÃO PAULO.
Em UM SÓ CORAÇÃO, a trama que inclui personagens e episódios ficcionais é traçada pela trajetória da personagem vivida por ANA PAULA ARÓSIO. O roteiro de MARIA ADELAIDE AMARAL e ALCIDES NOGUEIRA começa nos anos 1920 e vai até meados da década de 1950. O primeiro casamento de YOLANDA PENTEADO havia sido com o quatrocentão JAYME DA SILVA TELLES mas, na minissérie, o casamento é com FERNÃO, um personagem fictício, como também é fictício o seu romance com MARTIM. Seu segundo casamento foi com o industrial de origem italiana FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO, o CICCILLO MATARAZZO.  

A prefeita MARTA SUPLICY bateu boca hoje com a dentista SIMONE CORRÊA, de 26 anos, durante visita aos locais atingidos pelo transbordamento do Córrego PIRAJUSSARA, na zona sul de SÃO PAULO. MARTA se dirigia a uma das casas, atendendo a convite da moradora, quando SIMONE começou a repetir, aos gritos, que a prefeita gasta com “coqueiros” para decorar a cidade, mas não faz obras contra enchentes.

A dona de casa EDILENE MARIA DA SILVA, de 28 anos, foi a primeira vítima fatal das chuvas na Capital. Ela morreu afogada dentro de sua casa, na FAVELA DA PAZ, MORUMBI, zona oeste, durante a tempestade de ontem. EDILENE ficou presa nos escombros do imóvel que desabou sob as águas acumuladas do temporal. Ela morava em um cômodo com o marido e um filho de seis anos na parte mais baixa da favela, que tem acesso pela rua FAUSTINO DA SILVA.

Quatro criminosos acertaram mais de 35 tiros em um FUSCA ocupado por sete pessoas de uma mesma família, ontem, em SANTA ISABEL. Ninguém morreu, mas um bebê e uma mulher foram baleados gravemente. Para a polícia, o carro foi confundido com o veículo de um agricultor com quem os criminosos queriam acertar contas. O FUSCA era dirigido pelo porteiro ÉDSON DE MORAIS, de 28 anos, que trazia os parentes  de  um  sítio, onde  haviam rezado o terço. Às 22:15 horas, no km 3 da Estrada de POUSO ALEGRE, o carro foi fechado por uma picape S-10 e um PAMPA. Quatro homens desceram dos veículos e dispararam no FUSCA com pistolas 9 mm e 380, revólveres 38 e uma espingarda calibre 12. PAULO RICARDO SOUZA MORAIS, de 8 meses, filho do motorista, levou um tiro nas costas, e MARIA DIOMAR MORAIS, de 57 anos, avó do bebê, foi baleada na cabeça.

Para pôr um fim à agonia da mulher, vítima de um enfisema pulmonar avançado e de problemas cardíacos, o fotógrafo VICENTE AVELLA NETTO, de 66 anos, atendeu a um pedido dela e disparou hoje duas vezes contra a dona de casa SHIRLEY AVELLA, de 67 anos. Em seguida, atirou contra o próprio peito. O pacto de morte realizado no JARDIM AEROPORTO, na zona sul da Capital, não deu certo. Os dois sobreviveram. NETTO foi preso por tentativa de homicídio, mas sua história comoveu a polícia. Ele contou que é casado há 42 anos e tem dois filhos adultos. Com os dois pulmões comprometidos há três anos, SHIRLEY só respira com o auxílio de tubos de oxigênio e diariamente toma 20 comprimidos para sobreviver.

Dois PMs foram presos hoje pelo Comando PM em CAMPINAS acusados de participar da morte, por espancamento, do adolescente IVO MUCILLO JÚNIOR, de 17 anos, ocorrido no último domingo, dia 1º de fevereiro, em frente a uma casa de shows. Eles não tiveram os nomes divulgados pela polícia. IVO foi agredido depois que um amigo dele tentou pular o muro do local. O adolescente tentou defender o colega e foi agredido pelos PMs, que faziam “bico” como seguranças. O CORONEL REYNALDO PINHEIRO DA SILVA, comandante do CPI-2, disse que os dois PMs ficarão pelo menos cinco dias no PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES, em SÃO PAULO. Eles responderão a uma sindicância e podem ser expulsos.

A POLÍCIA FEDERAL prendeu hoje 25 pessoas, em MANAUS, entre auditores fiscais (dez), empresários (7), executivos (7) e um contador, acusados de envolvimento num esquema de fraudes na fiscalização dos ambientes e regularidade de contratações trabalhistas. A chamada OPERAÇÃO ZAQUEU, deflagrada na madrugada, cumpriu 41 mandados de busca e apreensão em MANAUS e SÃO PAULO. Foram apreendidos nas residências dos fiscais carimbos do ministério para rescisões  contratuais,  documentos  relativos  a  atuações  realizadas  em 1997 – para as quais, conforme a lei, as penalidades já estariam prescritas.

LIBERADOS bens do ex-deputado SÉRGIO NAYA, responsável pela construção do edifício PALACE II, no RIO DE JANEIRO, que desabou em 1998, matando oito pessoas e deixando 130 famílias desabrigadas. Segundo o advogado das vítimas, foram liberados apartamentos, loteamentos e carros, sob a justificativa de que as propriedades foram vendidas antes do bloqueio judicial. Os bens estavam bloqueados para o pagamento de indenizações de 50 milhões de reais. O Ministério Público estadual vai recorrer da decisão da Justiça. A mesma foi divulgada pelo jornal O GLOBO, no dia 3, no RIO DE JANEIRO.      

CONDENADO por improbidade administrativa o prefeito de SUZANO, ESTEVAM DE OLIVEIRA. Ele contratou sem concurso 550 professores entre 1996 e 2001. A decisão inclui perda do cargo e suspensão por quatro anos de direitos políticos, além de multa de 60 vezes o valor de seu salário. Em SUZANO, SÃO PAULO.

A Associação Mundial de BOXE elegeu nesta terça-feira o lutador brasileiro ACELINO POPÓ DE FREITAS como melhor pugilista de 2003. Após o anúncio, ocorrido na VENEZUELA, POPÓ foi elogiado pelo empresário DON KING que cuidou das carreiras de MIKE TYSON e EVANDER HOLYFIELD. “Um homem que foi campeão do mundo três vezes merece todo o respeito”, disse ele.

PRESO FÁBIO FRANCO, de 38 anos, chefe de uma organização mafiosa italiana. Ele entrou no BRASIL com documentos falsos, planejava fazer uma cirurgia plástica e teria tentado apagar as digitais esfregando os dedos num amolador. Em SÃO VICENTE, SÃO PAULO.

EXPULSO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o OSCAR e elege seus vencedores, o ator CARMINE CARIDI. Ele é acusado de fornecer cópias de filmes a um esquema de pirataria.

RENUNCIARAM 123 dos 290 deputados do Parlamento do IRÃ, em protesto contra a decisão do Conselho dos GUARDIÃES de vetar cerca de 2 mil candidaturas de reformistas para as eleições parlamentares do dia 20 de fevereiro. Em TEERÃ.

Pouco mais de dois anos depois que atentados com antraz deixaram os EUA em alerta contra ataques bacteriológicos, o País voltou a sofrer um sobressalto hoje com a descoberta da toxina letal RICINA em uma correspondência num posto de correio no Senado. Os três prédios de escritórios foram fechados após seis testes preliminares darem resultado positivo para a toxina. A descoberta da RICINA ocorreu na tarde de ontem na sala de correio usada pelo senador BILL FRIST, líder da maioria republicana, no quarto andar do Prédio de Escritórios DIRKSEN. As 16 pessoas expostas foram descontaminadas e não houve vítimas. Segundo o Chefe de Polícia do Capitólio, TERRANCE GAINER, não foi identificado ainda o pacote ou a correspondência onde estava a RICINA. As autoridades foram cautelosas e disseram não haver ainda sinal de envolvimento do terror internacional.

2 005  :  -   QUINTA-FEIRA
DOCUMENTÁRIO 7118 BRASIL 2001. (141/)
Manhã embaçada. Os jornais de hoje estão publicando que para conseguir informações sobre ações do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL, o juiz corregedor da Vara das Execuções Criminais de TUPÃ, EDMAR DE OLIVEIRA CICILIATI, liberou da Penitenciária de OSVALDO CRUZ, a pedido do TENENTE-CORONEL PM CLÁUDIO ROMERO FURLANETO, três presidiários que já haviam sido líderes da maior organização criminosa do Estado. As autorizações do juiz levaram o Tribunal de Justiça de SÃO PAULO a instaurar uma sindicância contra ele. A finalidade é saber exatamente porque os detentos foram retirados do presídio a pedido da PM, que tem como principal função o policiamento preventivo de rua, e não a investigação policial. Documentos assinados pelo juiz mostram que JOSÉ MÁRCIO FELÍCIO, o “GELEIÃO”, MARCO AURÉLIO DE SOUZA,  “MARCÃO PSICOPATA”, e VALDIR DE OLIVEIRA, o “PATO ROUCO”, passaram os dias 18,19 e 20 de fevereiro de 2004 na Companhia da PM de OSVALDO CRUZ, telefonando para outros presidiários atrás de informações sobre ações do PCC, principalmente os ataques contra instalações da PM, no final de 2003.

Com VICTÓRIO e alguns companheiros no HORTO FLORESTAL, em palestra sobre segurança, nesta manhã, não podemos contar com eles na reunião desta quinta-feira. Assim é que apenas nos dedicamos à rotina. Por volta das 15 horas, estou passando pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde encontro o advogado LUÍS SÉRGIO CARRARO. Deixo com a funcionária MÔNICA uma cópia de apontamentos de minhas memórias, dando ciência de que o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES completará amanhã 33 anos de designação como conselheiro. Isso foi na reunião do CONSELHO SUPREMO, em 4 de fevereiro de 1972. Regresso a GUARULHOS e, já em casa, recebo um telefonema da MÔNICA comunicando que o Sr MARCONDES caíra nas escadarias do Corpo de Bombeiros, por volta das 15 horas, justamente quando nós estávamos no MMDC. Logo foi socorrido e transportado para a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA. A queda foi de frente e ele bateu com a cabeça, razão de todos esses cuidados. Dona CÉLIA está a seu lado. Logo faço uma ligação para o celular dessa senhora. Ela me diz que está aguardando a remoção para a BENEFICÊNCIA PORTUGUESA, mas que, aparentemente, ele está bem. Fica de me comunicar qualquer acontecimento mais grave. Entro em contato com o CORONEL MENDES sobre essa ocorrência. Ele já está sabendo e irá acionar um médico da BENEFICÊNCIA, que é maçom, para acompanhar a situação do presidente. Também deixo um recado no “bip” do CARRARO, pois acho que ele deverá ser avisado do ocorrido. Logo o CARRARO me telefona. Mais tarde, para minha surpresa, quem mantém um contato telefônico comigo é o próprio Sr MARCONDES. Encontra-se já em sua residência. Tudo não passou de um tremendo susto. Elogia o trabalho dos bombeiros no transporte até a SANTA CASA, pois o trataram com muito cuidado e atenção. Está feliz porque não sofreu maiores conseqüências com a queda.

FALECEU mais um veterano do Movimento Constitucionalista de 1932, ANTÔNIO ROBERTO TRAVIA. Nasceu em 1º de julho de 1916. Era nosso associado número 5.073, cuja data de admissão era de 10 de julho de 1964. Com a idade de 16 anos, se empenhou na Revolução, servindo no setor de Abastecimento.

DIÁRIO OFICIAL DE 3 DE FEVEREIRO DE 2005 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO COMANDANTE DO CPA/M-4, ÁREA LESTE, onde também comandei de 8 de dezembro de 1989 até 17 de dezembro de 1990. O CORONEL PM OSMAR SABATINI foi promovido a este posto em 23 de agosto de 2003. Nasceu em 21 de abril de 1954. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 16 de abril de 1977. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1977; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; Capitão – 15 de dezembro de 1988; Major – 24 de maio de 1996; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2000.

Laudo do Instituto ADOLFO LUTZ, divulgado hoje, constatou que as filhas do médico homeopata HÚDSON DA SILVA CARVALHO foram envenenadas com arsênico. CARVALHO, sua mulher e uma de suas filhas morreram intoxicados em CAMPINAS. O depoimento da filha mais nova  do médico deverá ocorrer amanhã. Ela foi internada na madrugada de domingo, dia 30, com sintomas de intoxicação alimentar junto com o pai, a mãe e a irmã de 17 anos.  A filha mais jovem de CARVALHO conseguiu sobreviver por ter eliminado maior quantidade de arsênico.

Por dois votos a um, a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça absolveu hoje os cinco acusados pela explosão no OSASCO PLAZA SHOPPING provocada por gás liquefeito de petróleo. O acidente aconteceu na véspera do DIA DOS NAMORADOS, 11 de junho de 1996, e deixou 42 pessoas mortas e cerca de 300 feridos. O processo levou oito anos e sete meses para ser julgado. Entre os absolvidos está o administrador MARCELO ZANOTTO, um dos donos do SHOPPING e o engenheiro ANTÔNIO DAS GRAÇAS FERNANDES. Os dois haviam sido condenados a oito anos de prisão por dolo eventual. A decisão de hoje anulou a primeira sentença. O desembargador ERICSSON MARANHO criticou a sentença de primeira instância que condenou os réus e a classificou como “fruto de ficção fantasiosa”. Já o desembargador PEDRO GAGLIARDI comentou o fato de a responsabilidade da ULTRAGÁS não estar presente nas 40 pastas que compõem o processo.

FALECEU o jornalista NEWTON RODRIGUES, no RIO DE JANEIRO. Conhecido pela sua “isenção crítica e sua independência profissional”, era formado em História pela Faculdade Nacional de Filosofia. Desde cedo exerceu a atividade jornalística como comentarista político, iniciada nos jornais VOZ OPERÁRIA e IMPRENSA POPULAR, do Partido Comunista Brasileiro, do qual se desligou em 1956, quando da invasão da HUNGRIA pela então UNIÃO SOVIÉTICA, e do Relatório KRUSCHEV, no XX CONGRESSO, denunciando os crimes stalinistas. Foi diretor e editor da primeira revista SENHOR, redator-chefe e editorialista do CORREIO DA MANHÃ em meados da década de 1960; colunista da FOLHA DE SÃO PAULO (17 anos); de O ESTADO DE SÃO PAULO (1991-1994); da GAZETA MERCANTIL e do JORNAL DO BRASIL, onde escreveu até o ano de 2004. Autor do livro BRASIL PROVISÓRIO, “destacou-se pelo combate ao regime militar e pela luta pelos direitos civis”.
 
O mais velho cardeal, o italiano CORRADO BAFILE, morreu nesta quinta-feira, em ROMA, aos 101 anos, informou o VATICANO. BAFILE estava internado na Clínica PIO XI havia alguns dias por causa de uma gripe e outros problemas relacionados com a idade. Apesar da idade avançada, BAFILE mantinha várias atividades. Seus 100 anos foram comemorados com o PAPA JOÃO PAULO II, no VATICANO, o qual lhe disse que chegar àquela idade era “um privilégio concedido por DEUS”.

A população da GEÓRGIA ficou comovida hoje com a morte do primeiro-ministro ZURAB JVANIA, um dos artífices das reformas econômicas no país e amigo do presidente MIKHAIL SAAKASHVILI. Na madrugada, JVANIA, de 41 anos, foi encontrado morto por seu guarda-costas no apartamento de um amigo, o vice-governador da região de KVEMO-KARTLI, RAUL YUSOPV, de 25 anos. Investigação de peritos indicou que eles morreram intoxicados por monóxido de carbono liberado por um aparelho de calefação mal instalado. Os seguranças ficaram preocupados pelo fato de JVANIA não atender ao telefone e arrombaram a porta do apartamento. Os corpos não tinham sinais de violência. Acidentes com calefação a gás são comuns na GEÓRGIA, durante o inverno. Mas o histórico de assassinatos políticos no país provoca suspeitas. O líder da maioria parlamentar, ALEXANDER SHALAMBERIDZE, pôs em dúvida a hipótese de acidente e relacionou as mortes com um atentado dois dias atrás em TBILISI (explosão de um carro-bomba que matou três policiais).

Funcionários encarregados da organização das eleições no IRAQUE divulgaram hoje os primeiros boletins com resultados parciais da votação de domingo, dia 30 de janeiro, para eleger a ASSEMBLÉIA NACIONAL. A apuração mostra uma sólida vantagem dos candidatos da ALIANÇA UNIDA IRAQUIANA, coalizão de partidos apoiados pelos mais importantes clérigos muçulmanos xiitas. A lista liderada pelo primeiro-ministro interino, IYAD ALLAWI, aparece em segundo lugar, com muita distância do primeiro colocado. Os grupos rebeldes que combatem o governo continuam atacando em BAGDÁ e várias províncias. Pelo menos 24 iraquianos foram mortos entre a noite de quarta-feira, dia 2 de fevereiro, incluindo 12 soldados emboscados perto de KIRKUK.

O estado de saúde do PAPA JOÃO PAULO II melhorou. “As condições gerais e respiratórias do SANTO PADRE registraram uma evolução positiva”, informou um boletim do VATICANO. De acordo com o porta-voz JOAQUÍN NAVARRO VALLS, o PAPA poderá ter alta em uma semana. Os cristãos do mundo todo continuam rezando pela saúde de JOÃO PAULO II, internado na POLICLÍNICA UNIVERSITÁRIA AGOSTINO GEMELLI, após apresentar, no último domingo, dia 30 de janeiro, uma forte gripe, seguida de crise respiratória.

O maior representante da biologia evolucionista do século XX, o alemão ERNST MAYR, morreu nesta quinta-feira em MASSACHUSETTS, nos EUA, onde morava, aos 100 anos. Ao longo de oito décadas de carreira, ele ajudou a difundir e cunhar o conceito de evolução a partir da teoria proposta no século anterior pelo naturalista inglês CHARLES DARWIN. Professor da Universidade HARVARD por meio século e ex-curador do Museu Americano de História Natural, MAYR solucionou uma questão que o próprio DARWIN não soube responder: como as variações eram transmitidas de uma geração para outra. Para isso, ele uniu as idéias de DARWIN à sua própria experiência em NOVA GUINÉ, onde foi estudar pássaros em 1928, e às descobertas feitas no campo da biologia molecular. O resultado foi o surgimento de uma linha de pensamento ampla, que uniu taxonomia, paleontologia e genética, chamada NOVA SÍNTESE EVOLUCIONISTA, como explica o biólogo CÉLIO MAGALHÃES, do Instituto Nacional de Pesquisas da AMAZÔNIA. Ao lado do paleontólogo americano GEORGE G. SIMPSON e do geneticista russo THEODOSIUS DOBZHANSKY, MAYR promoveu uma visão unificada das ciências biológicas. Para o geneticista CRODOWALDO PAVAN, da Universidade de SÃO PAULO, MAYR escreveu seu nome na história ao promover interpretações então revolucionárias das idéias de DARWIN. “Depois que ele influenciou DOBZHANSKY no livro GENÉTICA E A ORIGEM DAS ESPÉCIES, não havia artigo em biologia que não os citasse”, afirma PAVAN, ex-aluno de ambos. Nascido em 5 de julho de 1904, em KEMPTEN, na ALEMANHA, MAYR se formou em medicina em 1925, na Universidade de GREIFSWALD, mas largou a carreira para se dedicar à zoologia. Tão grande quanto sua contribuição à ciência era sua fama como defensor da biologia evolucionista. Ele se defendia como um “combatente às antigas”, como disse a outro boletim da universidade exatos 30 anos depois: "“Eu falo: Por favor, me diga o que há de errado com o darwinismo. Não vejo nada de errado com o darwinismo”. A morte de MAYR ocorre justamente quando o debate sobre evolução volta à baila nos EUA. MAYR publicou 25 livros, inúmeros artigos científicos e didáticos e colaborou com colegas em livros que estão para ser publicados. Contribuiu para a formação de inúmeros biólogos.

Não é fácil assistir à minissérie “MAD MARIA” sem se impressionar com o realismo das cenas. Acusado de furtar objetos do acampamento dos trabalhadores alemães, o índio teve suas mãos amputadas nesta quinta-feira. Já tivemos uma outra cena horripilante: a do médico FINNIGAN (interpretado por FÁBIO ASSUNÇÃO) costurando a cabeça de um cadáver, só para que ele fosse enterrado na íntegra, sem faltar qualquer pedaço. A realidade dos trabalhadores da ferrovia, atormentados pelo calor e pelas doenças locais, já era trágica o suficiente para inspirar qualquer obra de ficção. BENEDITO RUY BARBOSA buscou os elementos dramáticos do livro MAD MARIA, escrito pelo amazonense MÁRCIO SOUZA, para incrementar sua minissérie.

ÚLTIMO CAPÍTULO da terceira série de “24 HORAS”. O terrorista que carrega o último frasco do vírus letal foge do metrô, após matar várias pessoas; rouba um carro, é perseguido por CHASE e JACK BAUER, rastreado pela UCT, tendo ao lado SAUBER, preso. A viúva de GAIO comparece na UCT para buscar os pertences do falecido marido e, num descuido, ela se arma e, à queima-roupa, atira em SAUBER, vingando-se por ser ele culpado da morte de GAIO, contaminado pelo vírus no hotel. O presidente DAVID PALMER é cientificado pelo seu irmão da tragédia acontecida minutos antes, onde SHERRY foi assassinada por JÚLIA e, esta, cometeu o suicídio. O presidente toma a resolução de não mais de candidatar à reeleição. TONY ALMEIDA, detido, ajuda a UCT na captura do terrorista que traz consigo o frasco do vírus. Este se homizia numa escola e CHASE entra em luta corporal com ele. Para impedir que a maleta contendo o frasco pudesse ser levada pelo criminoso, CHASE prende-a ao seu pulso, com um bracelete que não pode ser aberto. Quando CHASE está levando a pior, na luta com o terrorista, JACK BAUER atira no mesmo, matando-o. Mas a maleta foi acionada antes e apenas três minutos é o tempo para detonar o mecanismo que espalhará o vírus. JACK BAUER ainda tenta abrir a maleta e cortar os fios da bomba, mas o único recurso é separá-la do pulso de CHASE. Os dois em desespero só vêm uma saída, cortar o pulso de CHASE e assim impedir que o vírus se espalhe. Em recurso extremo, BAUER se vale de um machado de bombeiro e decepa o pulso de CHASE. Está conjurado o perigo. CHASE vai para a cirurgia a fim de reimplantar o membro decepado. KIM assiste a operação. JACK BAUER finalmente descansa de sua missão, sendo cumprimentado pelo presidente DAVID PALMER. TONY ALMEIDA responderá a processo pelo crime de traição ao país por ter ajudado na fuga de SAUBER. MICHELE aguardará o drama do marido. Termina o seriado.

2 006  :   -    SEXTA-FEIRA
Não está entrando alguns sites, inclusive o meu e-mail também está bloqueado. Entro em contato com a BIG TV e fico sabendo que o defeito não é da alçada do provedor. Mantenho um contato com o PEDRO e ele promete vir em casa para ver esse defeito ainda hoje, no começo da noite.
Tenho um compromisso de almoçar na AORRPM com CARMELO. Por volta das 12:30 horas estou à espera desse oficial. Enquanto aguardo a chegada do CARMELO, converso com o CORONEL PLÍNIO ANGANUZZI, nosso conselheiro na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Na AORRPM também encontro o CORONEL HERMES CRUZ. Convido-o para a reunião na Associação Comercial, no próximo dia 9, quando discutiremos a problemática “TÚNEL NOVE DE JULHO”.
Na Sociedade, vamos passar algumas horas com o presidente GINO STRUFFALDI e com o ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM. O CORONEL MENDES chega depois das 16 horas. Estudamos o nosso comparecimento no próximo domingo, num campo de futebol de salão, na Avenida CONDESSA ELIZABETH ROBIANO, 5.120, quando teremos o primeiro jogo da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, de GUARULHOS. É uma maneira de propagar a idéia da Revolução de 1932, agora nos jovens, através do esporte.
Quase no horário em que estamos deixando a Sociedade surge uma pessoa que está interessada em fazer um longa metragem. O roteiro já está pronto e ele o submeteu ao cineasta FERNANDO MEIRELLES. A idéia é muito boa. Veremos o resultado para o futuro.
Retorno para casa no EXPRESSO COCAIA. A viagem é toda feita embaixo de muita água. Mas em GUARULHOS não está chovendo.
O PEDRO vem consertar o bloqueio que aconteceu em meu computador, quando acesso a internet. Isso ele faz com uma incrível facilidade. Descobriu o defeito só de olhar para o tipo de bloqueio, em espanhol.

DIÁRIO OFICIAL DE 3 DE FEVEREIRO publica as transferências dos TENENTES-CORONÉIS PM: JOSÉ FRANCISCO CAÇAPAVA VIGUELES, comandante do CSM/AM e PEDRO GOMES NASCIMENTO, comandante do 44º BPMM.
CAÇAPAVA nasceu em19 de dezembro de 1956. Entrou para a PMESP no dia 13 de fevereiro de 1975. Foi declarado Aspirante o Oficial em 15 de dezembro 1079; PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1980; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1984; Capitão – 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção de major. TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 1904.    
PEDRO GOMES nasceu em 6 de outubro de 1953. Entrou para a PMESP no dia 30 de setembro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1980. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1981; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1985; Capitão – 24 de maio de 1990. Não tenho a data de sua promoção a major. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 25 de agosto de 2005. 

A fumaça negra trouxe uma amarga lembrança para quem trabalhava ou simplesmente passava, hoje, pela Rua SANTO ANTÔNIO, no centro de SÃO PAULO. Trinta e dois anos depois da maior tragédia a que a Cidade já assistiu, o incêndio do EDIFÍCIO JOELMA, no qual morreram 188 pessoas, o fogo voltou a assombrar moradores e funcionários de escritórios que lá trabalham.
O incêndio aconteceu no 5º piso de um edifício-garagem localizado no prédio vizinho, de número 234, e destruiu três carros: um RENAULT, um FUSCA e um GOL. Ninguém ficou ferido no acidente.
O fogo começou depois que o motorista do RENAULT deu a partida no carro. Aos bombeiros, disse que notou “algo estranho” e logo o motor se incendiou. Assustado, ele procurou um extintor e chamou o zelador. Mas, ao voltar, as chamas já tinham se alastrado pela garagem apertada. O fogo começou por volta das 16 horas e só foi controlado pelos bombeiros uma hora depois.
Ao lado, no antigo JOELMA, hoje CONDOMÍNIO EDIFÍCIO PRAÇA DAS BANDEIRAS, o susto não foi menor: em pleno horário comercial, funcionários de dezenas de escritórios correram para a rua em busca de informações. A hipótese de um incêndio igual ou tão mortífero quanto o do JOELMA, de 1974, não foi afastada pelos bombeiros. “O grande risco era a propagação de fumaça. Isso nos preocupava bastante. Mas o incêndio de hoje poderia, sim, provocar uma tragédia nos mesmos moldes do JOELMA”, admitiu o MAJOR PM FRANCISCO TENÓRIO DE ALBUQUERQUE NETO, do Corpo de Bombeiros. Quinze homens de três batalhões trabalharam para conter o fogo na Rua SANTO ANTÔNIO, nesta tarde.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA de SÃO PAULO realizará na quarta-feira, dia 8 de fevereiro, a partir das 10 horas, um dos mais importantes julgamentos criminais de seus cem anos de história: o do CORONEL PM Res UBIRATAN GUIMARÃES, acusado de comandar o massacre de 111 presos na extinta CASA DE DETENÇÃO DO CARANDIRU, em 2 de outubro de 1992. O TJ vai analisar o recurso de UBIRATAN contra uma decisão do 2º Tribunal do Júri da Capital, de junho de 2001, que o condenou a 632 anos de reclusão. Se o recurso não for acolhido, será expedido mandado de prisão e o deputado estadual pelo PTB sairá detido do tribunal. Em 2001, os jurados decidiram que o CORONEL PM UBIRATAN havia se excedido na repressão a uma rebelião no presídio e devia ser condenado por 102 homicídios e 5 tentativas de assassinato. O acusado só foi absolvido nos nove casos de presidiários mortos a facadas. A pena de UBIRATAN GUIMARÃES chegou a 632 anos porque ele foi condenado a 6 anos de prisão por homicídio e a 4 por tentativa de assassinato. A juíza que o condenou, MARIA CRISTINA COTROFE, concedeu ao réu o benefício de apelar em liberdade. O motivo é que o homicídio e as tentativas de morte são acusações simples, sem qualificadoras (agravantes como motivo fútil, crueldade, premeditação, etc) e assim não são considerados crimes hediondos. Além disso, a juíza levou em consideração o fato de UBIRATAN ser réu primário.
O CORONEL UBIRATAN é o único dos 120 réus que enfrentou o tribunal do júri. Os demais aguardam o julgamento do recurso da decisão que os mandou a júri popular. Todo o processo tem mais de 100 volumes e 12 mil páginas. O desembargador CELSO LIMONGI, presidente do Tribunal de Justiça, dirigirá os trabalhos na quarta-feira, com a participação de outros 24 desembargadores mais antigos.
A acusação estará a cargo do procurador ANTÔNIO VISCONTI, que vai pedir a manutenção da pena. Na defesa estará o advogado e deputado federal VICENTE CASCIONE, que vai alegar que UBIRATAN GUIMARÃES atuou no estrito cumprimento do dever.
O relator sorteado é o desembargador MOHAMED AMARO. Dada a excepcionalidade do caso, o prazo para sustentação oral da acusação e da defesa, que normalmente é de dez minutos, será prolongado por uma hora. O CORONEL UBIRATAN comandou a TROPA DE CHOQUE da PM na invasão da CASA DE DETENÇÃO. Embora não houvesse reféns, poucas horas depois do início da rebelião os soldados da Polícia Militar entraram no CARANDIRU e mataram os presos.
Laudo pericial negou que os detentos tivessem atirado nos policiais e o exame nos corpos das vítimas atestou que eles apresentavam sinais claros de execução. O episódio aconteceu um dia antes das eleições municipais de 1992. Na época, o governador do Estado era ANTÔNIO FLEURY NETO,que atualmente ocupa uma vaga de deputado federal pelo PTB.

O promotor ROBERTO TARDELLI apresentou hoje o libelo-crime acusatório contra SUZANE VON RICHTHOFEN, DANIEL e CHRISTIAN CRAVINHOS, réus confessos do assassinato de MANFRED e MARÍSIA VON RICHTHOFEN, em 2002. Trata-se de uma denúncia consolidada, em que o Ministério Público Estadual diz à Justiça quem será acusado do que no julgamento. “Espero que cada um pegue uns 25 anos de pena por homicídio, ou seja, pena de 50 anos”, disse TARDELLI.

Uma perseguição a cinco criminosos paralisou a linha 2 do Metrô, na Avenida PAULISTA, por 12 minutos, hoje à tarde. Dois bandidos conseguiram escapar pelos túneis. A perseguição teve início depois que o bando assaltou o auxiliar administrativo JAIME MARIS PEREIRA, de 22 anos, que acabara de sacar R$679 de uma agência bancária na Avenida PAULISTA. Ele foi rendido e roubado em frente ao PARQUE TRIANON. Acionados, policiais do 7 º Batalhão de Polícia Militar suspeitaram de que os criminosos haviam tentado escapar pelo Metrô e isolaram a estação TRIANON-MASP. Os trens foram parados e a energia elétrica dos trilhos foi desligada a pedido de PM. Um adolescente de 15 anos; VINÍCIUS GALDINO CARVALHO, de 19 anos e TIAGO SILVA FERREIRA, de 18 anos, foram presos no primeiro vagão da composição e depois reconhecidos pela vítima. Os trens foram paralisados entre 13:27 horas e 13:39 horas no trecho localizado entre as estações TRIANON-MASP e ANA ROSA. O dinheiro roubado foi recuperado e devolvido ao auxiliar administrativo. Os criminosos, que não tinham passagens pela polícia, foram levados à delegacia do Metrô e indiciados por roubo.
O Metrô parou pela segunda vez entre 17:30 horas e meia-noite, na linha 5, que liga o CAPÃO REDONDO ao CAMPO LIMPO. Um trem atingiu uma rede elétrica do  Metrô e a circulação foi suspensa. Cerca de 10 mil pessoas tiveram que utilizar ônibus gratuitos cedidos pelo Estado.

A estudante ELIZÂNGELA FRANCELINO DA GAMA, de 13 anos, foi estuprada e morta após sair de uma festa no JARDIM REPRESA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. O corpo da jovem foi achado no dia 21, data de seu desaparecimento, dentro do porta-malas de um GOL, perto do CEAGESP, na zona oeste. Na quarta-feira, dia 1 º de fevereiro, a polícia prendeu o desempregado ANDRÉ RIBEIRO SARAIVA, 29 anos, acusado de estrangular a garota com um cinto. Policiais do DHPP desvendaram o crime após interrogar a amiga da vítima, MARGARETE DE ANDRADE, 35 anos. Ela revelou que SARAIVA foi a última pessoa com quem ELIZÂNGELA teve contato. A jovem e MARGARETE saíram de uma festa a pé por volta da 1 hora. Na estrada GALVÃO BUENO foram abordadas por SARAIVA, que lhes ofereceu carona. As duas tentavam localizar o marido de MARGARETE em bares do JARDIM REPRESA. Num CORSA cinza, SARAIVA passou a percorrer os bares. Após encontrar o rapaz, MARGARETE deixou a amiga e o desempregado a sós. SARAIVA teria levado a garota a um lugar isolado. Tentou beija-la à força. A moça reagiu e ele passou a agredi-la. SARAIVA pegou o próprio cinto e começou a estrangular a jovem. ELIZÂNGELA, já desacordada, passou a ser violentada por SARAIVA. Ela morreu por asfixia. SARAIVA colocou o corpo dentro do porta-malas de outro carro. No dia 23, os pais da vítima deram queixa de sumiço. O corpo estava num IML da Capital, onde ela foi reconhecida. SARAIVA, que responde por roubos de carros, foi preso e confessou o crime.     

O jornalista TALES TARCÍSIO DE ALVARENGA, desde 2004 diretor editorial das revistas VEJA e EXAME, da editora ABRIL, morreu hoje no Hospital Israelita ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO, após uma semana de internação. As causas da morte não foram esclarecidas, mas colegas de trabalho contaram que ele estava com problemas pulmonares e teria feito uma biópsia para identificar uma fibrose pulmonar. O corpo está sendo velado no Hospital ALBERT EINSTEIN e será cremado amanhã na VILA ALPINA, às 17 horas. Mineiro de SILVIANÓPOLIS, ALVARENGA completaria 62 anos de idade em 2 de junho. Formado em Direito, TALES também estudou FILOSOFIA. Em uma das raras entrevistas que concedeu – ao boletim interno dos funcionários da Editora ABRIL, em maio de 2004 – contou que gostava mais de literatura, filosofia e astronomia do que de jornais. “Mas me apaixonei pelo jornalismo quando comecei a trabalhar com ele. Especialmente pelo fato de poder conversar com gente de todos os tipos, do banqueiro ao artista”. O primeiro emprego de TALES como jornalista foi em BELO HORIZONTE, na reportagem do ESTADO DE MINAS, a partir de 1968. Em seguida, trabalhou durante quatro anos no JORNAL DA TARDE, do Grupo ESTADO, como redator da editoria de Geral. Seu editor era SANDRO VAIA, hoje diretor de redação do ESTADO. Ingressou na redação da VEJA como editor assistente das seções de Educação e Ciência, em 1976. Depois de 28 anos na redação da revista, onde trabalhou em todas as editorias, TALES assumiu em janeiro de 1998 a direção da publicação. Ao todo, trabalhou na revista durante 30 anos, onde passou a escrever uma coluna semanal desde 21 de abril de 2004. A última coluna foi escrita e editada no hospital. O momento mais grave da vida profissional de TALES, segundo ele, foi a noite em que PEDRO COLLOR foi à redação de VEJA e contou que o irmão, o então presidente FERNANDO COLLOR DE MELLO era sócio de PC FARIAS. As quase duas dezenas de capas de VEJA sobre o escândalo contribuíram para o impeachment do presidente, em 1992.  

Visitantes estrangeiros deixaram hoje em debandada a FAIXA DE GAZA, temendo ser seqüestrados por muçulmanos radicais. A ameaça de seqüestro seria em represália à reprodução em jornais europeus, de caricaturas do profeta MAOMÉ originalmente publicadas em setembro pelo jornal dinamarquês JYLLANDS-POSTEN. Jornalistas que estavam em GAZA para cobrir a vitória do HAMAS, nas eleições parlamentares, saíram da cidade, às pressas, aconselhados por seus guias palestinos. Protestos contra a publicação das caricaturas vêm ocorrendo na EUROPA e em vários países islâmicos.          

Em represália à expulsão de seu adido naval pela VENEZUELA, o Departamento de Estado americano anunciou hoje a expulsão de uma conselheira da embaixada venezuelana em WASHINGTON. “Informamos ao governo da VENEZUELA a decisão de declarar persona non grata a diplomata JENY FIGUEREDO FRÍAS”, anunciou o porta-voz do departamento, SEAN McCORMACK. “Esta medida é uma resposta à decisão de ontem (quinta-feira) do governo venezuelano de expulsar o adido naval dos EUA em CARACAS, comandante JOHN CORREA”, acrescentou o porta-voz, admitindo que o governo americano não tinha nenhuma acusação específica contra JENY FIGUEREDO. “Ela foi a escolhida porque acreditamos que era a pessoa mais apropriada para isso (a expulsão)”.

ROMANO MUSSOLINI, último filho vivo do ex-ditador italiano BENITO MUSSOLINI, morreu hoje aos 78 anos. Segundo sua filha, ALESSANDRA, que lidera um pequeno partido de direita, ele tinha sido hospitalizado há dez dias por problemas renais e cálculos na vesícula biliar. ROMANO, um dos três filhos  e duas filhas do DUCE, tinha 17 anos quando seu pai e a amante dele, CLARA, foram fuzilados. Apesar da censura de produtos culturais estrangeiros durante a estada de MUSSOLINI no poder, ROMANO tornou-se músico de jazz e pintor.

O navio egípcio AL-SALAM BOCCACCIO 98 naufragou hoje de madrugada no MAR VERMELHO quando ia com mais de 1.400 pessoas de DUBA, na costa saudita, para a cidade portuária de SAFAGA, ao sul do CAIRO. Até o início da madrugada de sábado (horário local), barcos e helicópteros  que participavam dos esforços de resgate haviam recolhidos 185 corpos e apenas 314 sobreviventes. As chances de encontrar pessoas com vida diminuíam rapidamente por causa da baixa temperatura na região nesta época do ano. Os passageiros eram na grande maioria egípcios que trabalhavam na ARÁBIA SAUDITA ou tinham prolongado sua estada nesse país depois da peregrinação a MECA, no mês passado. O navio também transportava 22 automóveis e 21 caminhões. Não está claro ainda o motivo do naufrágio. O navio não tinha botes salva-vidas suficientes para todos e as embarcações egípcias enviadas para o socorro chegaram ao local apenas dez horas depois, o que agravou a tragédia. Um fato grave foi a recusa inicial das autoridades portuárias em aceitar a oferta de ajuda da Marinha britânica, que tinha o navio de guerra HMS BULWARK no MAR VERMELHO, e dos EUA, que ofereceram um avião da patrulha costeira. Depois, elas voltaram atrás e o navio e o avião se dirigiram para a área do naufrágio.
Centenas de parentes irados de passageiros e tripulantes do AL-SALAM BOCCACCIO 98 se aglomeraram hoje no porto de SAFAGA em busca de informações sobre os sobreviventes. Mas as autoridades não tinham dados precisos e reforçaram o policiamento na área. Angustiadas, as pessoas se queixavam da falta de informações.

DETIDO por prostituição o diretor de cinema neozelandês, LEE TAMAHORI, de 55 anos. Vestido de mulher em HOLLYWOOD, ele ofereceu serviços sexuais a um transeunte – que, para seu azar, era um policial à paisana. TAMAHORI dirigiu OO7-UM NOVO DIA PARA MORRER e vai responder ao processo em liberdade. Em LOS ANGELES.

AL LEWIS, o ator que encarnou o avô na série televisiva “OS MONSTROS”, morreu nesta sexta-feira, aos 95 anos, de causas naturais, em NOVA YORK, cidade onde nasceu em 1910. LEWIS, cujo nome verdadeiro era ALBERT MEISTER, começou sua carreira em um circo. Ele atuou na BROADWAY, mas sua carreira se destacou na televisão, onde fez papéis em diversas séries.

O ciclista LANCE ARMSTRONG e a cantora SHERYL CROW não estão mais juntos. Nesta sexta-feira, foi divulgada nota sobre o rompimento do noivado do casal, que durava cinco meses. Eles se conheceram em outubro de 2003, em um evento de caridade, e começaram a namorar pouco tempo depois.

03/02/2 007     :       -     SÁBADO      1202 Q52 3159314, 115113 (14115731
                                                                                                31416218120418)
O caderno CIDADES/METRÓPOLE do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, publica mais uma notícia sobre o CASO UBIRATAN.
DEFESA DE CARLA PEDIRÁ QUEBRA DE SIGILO
Os advogados LUIZ FERNANDO PACHECO e SÔNIA RAO devem pedir, na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a quebra de sigilo no processo em que a advogada CARLA CEPOLLINA, de 40 anos, é acusada do assassinato do CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES, em setembro. Ambos são ex-sócios do ministro da Justiça, MÁRCIO THOMAZ BASTOS.
Após deixar o ministério, BASTOS será convidado a integrar a defesa de CARLA. “Seria um caso interessante para ele voltar a atuar. Esperamos que aceite”, disse PACHECO.
O primeiro depoimento de CARLA à Justiça, na condição de ré, será dado segunda (dia 5) ao juiz ALBERTO ÀNDERSON FILHO, do 1 º Tribunal do Júri. Ela é acusada de homicídio duplamente qualificado.
A defesa vai dizer ao juiz que CARLA é inocente e o processo deve ser o mais transparente possível. “Ela é muito veemente e convincente ao negar a autoria do crime”, disse PACHECO.

Passo o sábado tratando de meus papéis. No computador, digitalizo notícias que estavam atrasadas na semana que está se encerrando. Pela internet, leio o DIÁRIO OFICIAL deste sábado e fico sabendo que hoje está passando para a reserva o CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES, Comandante Geral de 28 de dezembro de 2004 a 5 de janeiro de 2007. Nasceu em 4 de outubro de 1954. Entrou para a PMESP no dia 21 de maio de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 24 de maio de 1976; 1º TENENTE – 24 de maio de 1979; CAPITÃO – 24 de maio de 1986. Não tenho as datas de suas promoções a major e tenente-coronel. Foi promovido a CORONEL em 24 de maio de 2002.

 

Encerrada uma das piores legislaturas da história da República, os parlamentares recém empossados na Câmara dão mostras de que deles não se podem esperar grandes avanços. Trocas de partido antes mesmo de iniciado o mandato, formação de blocos partidários apenas para garantir mais cargos na cúpula congressual e uma eleição de presidente da Câmara marcada por denúncias de conchavos sugerem que pouca coisa vai mudar. Apesar da renovação de 47% das vagas na Câmara, os deputados já começam a se preocupar com um assunto rumoroso que tinha sido engavetado: o aumento de seus próprios salários.

Nem HOLLYWOOD teria feito melhor. MINEIRO estreou no futebol europeu fazendo um golaço que deu a vitória ao HERTHA BERLIM sobre o lanterna HAMBURGO por 2 a 1, hoje, pelo Campeonato Alemão. O volante entrou em campo aos 24 minutos da etapa final, quando o seu time perdia o jogo. LAAS havia marcado aos 33 do primeiro tempo. Sete minutos após a entrada do ex-sãopaulino, os donos da casa empataram com FRIEDRICH, que cabeceou depois do cruzamento do lateral GILBERTO, outro destaque da partida. Aos 47 minutos, GILBERTO deu o passe para MINEIRO que, de fora da área, chutou forte no ângulo direito. Nem o treinador do HERTHA, FALKO GOETZ, escondeu sua alegria: “Não dá para descrever aquilo. Seja muito benvindo a BERLIM, MINEIRO”. 

O corpo da baiana RITA DE CÁSSIA SANTOS ALVES, assassinada a tiros na cidade espanhola de SÓRIA, deve chegar a SALVADOR, na BAHIA, na noite de amanhã. O enterro de RITA DE CÁSSIA será realizado na segunda-feira, às 11:30 horas, no cemitério JARDIM DA SAUDADE. Na segunda-feira passada, dia 29 de janeiro, RITA DE CÁSSIA foi morta com um tiro de escopeta na saída do fórum de SÓRIA, onde havia acabado de assinar o divórcio. O ex-marido dela é o principal suspeito do crime.

Um atentado com um caminhão-bomba matou hoje 135 pessoas e feriu mais de 300 em um mercado no centro de BAGDÁ. A explosão ocorreu em SADRIYAH, área de maioria xiita, e foi o atentado individual mais mortífero na capital desde que os EUA invadiram o IRAQUE, em 2003. Em novembro, as explosões de seis carros-bomba mataram 202 pessoas e feriram 250 em CIDADE SADR, bairro de maioria xiita em BAGDÁ.

O ataque suicida abriu uma cratera no chão e provocou o caos. Segundo o general iraquiano JIHAD-AL-JABERI, o caminhão levava pelo menos uma tonelada de explosivos. As equipes de resgate retiravam os mortos e feridos e os levavam em caminhões aos hospitais. Os corredores do Hospital IBN AL-NAFIS ficaram lotados de pacientes e parentes que gritavam para que seus entes queridos fossem atendidos logo.

2 008      :    -    DOMINGO
Um domingo muito ruim para mim. Uma gripe, que começou ontem, atrapalha-me bastante. O pior é uma coriza que não termina. Mesmo assim, procuro não sair da rotina. Leio os jornais que recebo logo cedo. Recorto-os. Coloco os principais assuntos no computador. Procuro imprimir o primeiro livro de fevereiro.

 

Não é à toa que SANTOS e PAULISTA terminaram a 6ª rodada do Campeonato Paulista na zona de rebaixamento. Os dois times fizeram uma partida de baixa qualidade técnica, hoje, em JUNDIAÍ. Diante da ruindade em ambos os lados, o placar mais justo foi o de empate. O resultado de 1 a 1 foi comemorado pelo PAULISTA.

O GUARATINGUETÁ confirmou a boa fase, derrotou o GUARANI por 3 a 1, no Estádio DÁRIO RODRIGUES LEITE, em GUARÁ, e se isolou na liderança do ESTADUAL, com 15 pontos. Superou a PONTE PRETA, que tem 13.A campanha do time do VALE DO PARAÍBA impressiona: depois de perder para o SÃO PAULO, por 2 a 1, na estréia, ganhou cinco jogos consecutivos. Ainda hoje, o BARUERI derrotou o SERTÃOZINHO por 3 a 0, na Arena Barueri, e conseguiu sua segunda vitória seguida.


Na primeira noite de desfiles das escolas do Grupo Especial do RIO, a forte chuva que atinge a cidade deu trégua e o SALGUEIRO, terceira escola a desfilar, empolgou o público, que, em pé, recebeu a escola que homenageia a Cidade Maravilhosa. Antes, a PORTO DA PEDRA fez bonita apresentação sobre o centenário da imigração japonesa. Ao abrir os desfiles, a SÃO CLEMENTE tentou, mas não empolgou as arquibancadas da MARQUÊS DE SAPUCAÍ em sua volta à elite do samba carioca, com enredo sobre os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao BRASIL. A SÃO CLEMENTE, de BOTAFOGO, abusou do dourado e de carros alegóricos gigantes. Dois deles quase não entraram. No início do desfile, princípio de incêndio no carro que representava o Paraíso Tropical assustou os componentes.
A PORTO levou ninjas, gatos da sorte e sushimen para a Sapucaí para cantar TEM PAGODE NA MARU! 100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA. A comissão de frente representava o teatro kabuki, com gueixas e samurais.
Muito aplaudido pelo público, o SALGUEIRO levantou as arquibancadas com o enredo O RIO CONTINUA SENDO...Bandeirinhas foram agitadas nas primeiras arquibancadas. O SALGUEIRO preparou uma apresentação para retratar a emoção que os portugueses sentiram ao chegar à cidade, há 200 anos.

Um incêndio misterioso destruiu parte do edifício centenário da seguradora de saúde Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas, na Rua ROBERTO SIMONSEN, região do centro velho. O fogo começou por volta da 1:30 hora e só foi controlado às 3 horas pelos bombeiros. A empresa, fundada em 1891, foi a primeira do País a vender convênios médicos. Nos últimos dez anos, porém, a entidade enfrenta disputas internas, ações de clientes na Justiça e dívidas que resultaram em uma intervenção do governo federal.
Hoje, conselheiros e funcionários da seguradora disseram acreditar em crime – o incêndio atingiu o último andar do edifício, local onde ficavam documentos. Há quatro anos, dizem os conselheiros, a atual gestão do presidente CASTOR JOSÉ FEIJÓ, de 80 anos, trava disputas com o ex-presidente ANTÔNIO DE SOUSA LOUREIRO FILHO, de 62. “Acho o incêndio muito estranho”, suspeitou LOUREIRO, destituído da presidência em agosto do ano passado.
As chamas destruíram o anfiteatro CELSO GARCIA, onde havia 14 lustres de cristal. O prédio, tombado pelo patrimônio histórico desde 1995 e cuja construção teve início em 1907, fica a 100 metros do PÁTIO DO COLÉGIO. Foram necessárias 12 equipes dos bombeiros para evitar que as chamas atingissem edifícios vizinhos.  

2 009   :     -     TERÇA-FEIRA
Choveu bastante ontem, inclusive à noite. Hoje, curioso, vou até a HEMEROTECA VENTURA e vejo que não caiu um pingo d´água no cômodo onde estão guardados meus arquivos. Isso é algo que me deixa mais tranqüilo, face à tormenta que passei nos dias de janeiro.
O CORONEL MENDES pediu-me ontem o nome do tenente que comandava o nosso pelotão no 1º CP, em fevereiro de 1959. Isso dá muito trabalho nesta manhã, até achar o que queria. Revejo minhas memórias de 11 de fevereiro de 1959 em diante. São os primeiros dias na ESCOLA DE OFICIAIS e, encontro o nome do 2º TENENTE CARLOS GIRALDES. Mas não há condições de homenagear essa pessoa. Mais tarde, na Tesouraria Geral da antiga FORÇA PÚBLICA, ele “avançou” no dinheiro público e foi condenado a alguns anos de cadeia, além de perder a patente.
Essa pesquisa demorada faz com que eu saia de casa bem depois do meio-dia. Quando chego à Sociedade, encontro ali o GINO STRUFFALDI. O nosso presidente quer conversar comigo. Pouco produzo nesta tarde. Não mantenho o contato diário com os oficiais do MMDS. Além do GINO, também ROSS ocupa-me um bom tempo, contando seus problemas e se lamuriando da sorte. O CORONEL MENDES não vem ao MMDC nesta tarde. Entro em contato com ele para transmitir o “achado” em minhas memórias, relativo ao então 2º TENENTE CARLOS GIRALDES, comandante do Pelotão do 1º CP na Escola de Oficiais, em 1959.
Não temos mais a cozinha na Sociedade. O espaço está todo destruído, para ali “nascer” uma nova cozinha. Nossa funcionária fica um pouco atrapalhada, pois não há espaço para fazer sua refeição.
Visita-me NILSON SCATENA, primo do falecido ex-combatente OSWALDO RODRIGUES BALDOCCHI. Esse veterano nasceu no dia 28 de novembro de 1913, em SERTÃOZINHO (SP). Faleceu em 6 de julho de 1996. Quer pleitear a colocação dos “restos mortais” de seu parente no Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932. Em 2005, MESSIAS AYRTON SCATENA já tentara isso. Acontece que os ossos do veterano estão misturados com outros no cemitério onde foi enterrado. Aí vem uma “proposta indecente” dos familiares: colocar uma fotografia na urna, como se fosse os restos mortais. É um grande absurdo, mas hoje estou de bom humor e digo ao NILSON SCATENA que iremos reunir a Diretoria Executiva para estudar o caso.
Recebo uma carta do advogado RAIMUNDO ALVES DE ANDRADE (CORONEL PM Ref) que me comunica que eu sou um dos autores numa Ação de Gratificação de Natal e 13º Salário, processo número 01090/1991, da 6ª Vara da Fazenda Pública, que ganhamos. O RAIMUNDO quer dados para facilitar o imediato depósito na minha conta bancária. Não sabe dizer o montante, mas de antemão espero pouca coisa. Ontem, recebi uma mensagem do CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA dando conta dessa precatória.  

Entro em contato com o PM ALMEIDA. Ele se encontra de férias. Trabalha no setor de fotos e vídeos da 5ª EM/PM. Quero que ele produza um DVD sobre a recepção aos novos cadetes em 13 de fevereiro, como um documento histórico para minhas memórias. Ao embarcar no ônibus COCAIA, cruzo com o TENENTE LEVY ACOSTA, recentemente transferido para o CFAP, onde se apresentou no dia 19 de janeiro. Diz que o CORONEL PM ISIDRO SUITA MARTINS deverá passar para a reserva até abril de 2009. Para o seu lugar está sendo cogitado o CORONEL PM ADMIR GERVÁSIO, atual comandante do CPA/M-3. Em casa, encontro MARLENE se lamentando pelo tratamento dado a ela pelo proprietário do “NOSSO ENCONTRO”, onde ela trabalhou. Para tomar conta de tudo nesse local, ela receberia um pouco mais de mil reais. No entanto, depois de um mês o dono da casa resolveu lhe dar apenas trezentos reais. Ela então se retirou do serviço. A indústria brasileira teve em dezembro o pior desempenho em 17 anos, com queda de produção de 12,4% em relação a novembro e de 14,5% em relação a dezembro de 2007. A redução no mês foi mais grave que as estimativas mais pessimistas. “Nunca tinha ocorrido uma queda tão brusca em tão curto período, disse a economista ISABELLA NUNES, do IBGE. Apesar do resultado de dezembro, a produção industrial fechou 2008 com expansão de 3,1%. O presidente LULA reconheceu, pela primeira vez, que a crise mundial pode causar “retração” no País, mas afirmou que investimentos serão mantidos. O governo lança em dez dias pacote para a construção de 500 mil casas.
Assisto pela Internet um crip de 4 minutos e alguns segundos sobre a Outorga da medalha Alexandre de Gusmão:
Description
Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, Nelly Martins Ferreira Candeias, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo entregou ao prefeito Gilberto Kassab (através de seu representante), ao secretário Especial de Direitos Humanos de São Paulo, José Gregori, ao presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues (também representado) e ao diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Hubert Alquéres, a medalha Alexandre de Gusmão, concedida àqueles que realizaram serviços relevantes à difusão da história e da geografia do município. As três Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) também receberam a medalha. A cerimônia aconteceu na Igreja do Páteo do Collégio, Centro, em 21/01/2009.
Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, Nelly Martins Ferreira Candeias, presidente d... More
Channel:YouTube
All Tags
"Páteo, Carlos, Collégio", Rodrigues", "José, "Gilberto, Kassab", Gregori", "Hubert, do, "Antonio, Alquéres"
Tags:"Páteo, Carlos, Collégio"...More
Rating:

 

A jogadora de basquete MICHELLE SPLITTER, de 19 anos, morreu ontem à noite, em CAMPINAS, depois de uma batalha de cinco anos contra a leucemia. Ela será enterrada amanhã, às 9 horas, na Igreja Luterana, no centro de BLUMENAU, cidade onde mora sua família. O jogador da seleção brasileira masculina de basquete, TIAGO SPLITTER, estava na EUROPA (ele atua no TAU CERAMICA, da ESPANHA) e voltou ao BRASIL no domingo ao saber do agravamento do estado de saúde da irmã.


MICHELLE, de 1,96 metro, era considerada uma das grandes esperanças da nova geração de jogadoras de basquete do BRASIL e participou da equipe nacional vice-campeã do Sul-Americano Cadete, em 2004. Naquele mesmo ano, a atleta descobriu que sofria de leucemia e começou uma longa luta pela cura. Recuperada, MICHELLE chegou a voltar a jogar em 2007, mas a doença voltou a se manifestar em março do ano passado e os tratamentos foram retomados. Um pouco antes do diagnóstico, disputou alguns amistosos com a seleção adulta. MICHELLE estava internada no Centro BOLDRINI, em CAMPINAS, uma das instituições mais respeitadas do País no tratamento de câncer infantil. Faleceu o jornalista J. B. LEMOS, aos 83 anos. Capixaba de SÃO JOÃO DO MUQUI, começou no jornalismo em 1946, em BELO HORIZONTE, como repórter do JORNAL DO POVO, pertencente ao Partido Comunista Brasileiro. Depois, mudou-se para o interior de SÃO PAULO, onde atuou como goleiro no RADIUM, de MOCOCA. Nos anos 1950, já na capital paulista, chefiou o Departamento de Jornalismo das Rádios DIFUSORA e TUPI, Emissoras Associadas, tendo sido um dos redatores-chefes do GRANDE JORNAL FALADO TUPI, apresentado por CORIPHEU DE AZEVEDO MARQUES. Dirigiu o Departamento de Telejornalismo da TV EXCELSIOR, CANAL 9. Surpreendido pelo golpe de 1964, que levou as empresas de seu patrão, MÁRIO SIMONSEN, à falência, exilou-se no CHILE, de onde voltou para trabalhar, primeiro, como pauteiro, e, depois, como chefe de reportagem da FOLHA DE SÃO PAULO. Foi ainda chefe de redação das Sucursais do JORNAL DO BRASIL (RIO) em SÃO PAULO e em BRASÍLIA e Editor do mesmo JB no RIO nos anos 1970 e 1980. Aposentou-se em seu último emprego, o de assessor de imprensa do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas, em BRASÍLIA, onde viveu os últimos anos de sua vida.

 

O ex-jogador da seleção brasileira de basquete, ADILSON DE FREITAS NASCIMENTO morreu às 23:30 horas, vítima de parada cardiorrespiratória provocada por um câncer ósseo, aos 57 anos. Será sepultado amanhã no Cemitério das ALÉIAS, em CAMPINAS.

ADILSON foi um dos principais nomes da seleção brasileira nos anos 1970 e início dos anos 1980, a última geração a conquistar resultados expressivos em nível internacional.

ADILSON integrou o time que foi campeão do PAN de 1971, em CALI, na COLÔMBIA, e fez parte também da última seleção brasileira que subiu ao pódio em um MUNDIAL, em 1978, nas FILIPINAS, com a medalha de bronze.

Em 2005, ADILSON teve uma parada cardíaca que foi revertida, quando jogava uma partida de veteranos no Clube Paulistano.

Ao longo de 25 anos de carreira, o jogador, que começou no CORINTHIANS, defendeu PALMEIRAS, FRANCANA, TÊNIS CLUBE DE CAMPINAS, VILA NOVA, RIO CLARO e PINHEIROS, onde encerrou a carreira, em 1992.   


AS FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA (FARC) libertaram hoje, numa zona rural do Departamento (Estado) de GUAVIARE, 90 km a sudeste de BOGOTÁ, o ex-governador do Departamento de META, ALAN JARA, pondo fim a sete anos de cativeiro. Na primeira entrevista coletiva após a libertação, ainda na cidade de VILLAVICENCIO, sul de BOGOTÁ, JARA disse que o presidente colombiano, ÁLVARO URIBE, “não fez nada pela liberdade dos reféns”. “Parece que lhe convém a situação de guerra”. Ele também disse que “as FARC não estão debilitadas” e não há “outra saída que não seja a de negociar” com a guerrilha.

O ex-governador é o quinto dos seis reféns que as FARC prometeram entregar a uma missão humanitária coordenada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, com participação da ONG COLOMBIANOS PELA PAZ, representada pela senadora colombiana PIEDAD CÓRDOBA, e apoio logístico do Exército brasileiro, que fornece duas aeronaves e 18 tripulantes para a missão.

 

A italiana ELUANA ENGLARO, em coma desde janeiro de 1992, quando, aos 20 anos, sofreu um acidente de automóvel, foi levada hoje de uma clínica em LECCO a um hospital em UDINE, no qual poderá ser cumprido o desejo de seu pai de retirar o cateter que a alimenta e hidrata, deixando-a morrer. O pai de ELUANA, GIUSEPPE ENGLARO, diz que a filha não desejaria ser mantida artificialmente. O caso gerou um debate nacional a respeito da eutanásia e protestos e mobilizações de organizações católicas. Hoje, um pequeno grupo de ativistas opostos à eutanásia tentaram impedir a saída da ambulância que levou a mulher de LECCO para UDINE.     


2 010            :           -      QUARTA-FEIRA           
Pela Internet recebo uma série de mensagens, destacando:
Caros amigos do GBB - Grupo Barro Branco,
Boa noite!
Uma mudança histórica e importante!
Levo ao conhecimento de todos que o Comando Geral encaminhou ao Governo do Estado proposta de alteração da Constituição Estadual com o objetivo de modificar a atual denominação da Instituição de “Polícia Militar” para “Força Pública”, como forma de homenagear seu passado histórico e demarcar, definitivamente, sua aproximação com o cidadão e a comunidade paulista, uma vez que o termo "militar" do nome afastava um pouco o cidadão.
A proposta de emenda à Constituição Estadual deve ser publicada no Diário Oficial de hoje e não muda nada além do nome, ou seja, continuaremos a ser militares estaduais, ter a denominação de policiais militares, continuaremos a ter a designação PM na tarjeta, continuaremos a ser regidos pelas mesmas normas que não precisarão ser alteradas em nada e continuaremos a ter como colunas mestras a hierarquia e disciplina.
Com essa iniciativa pioneira, que teve total anuência e apoio do Exmo. Senhor Secretário da Segurança Pública, acreditamos estar criando um enorme facilitador junto à sociedade para a compreensão de nossas atribuições constitucionais, dentro do melhor conceito de polícia comunitária e diretos humanos.
É importante que tenhamos em mente que a denominação “Força Pública”, por longos anos utilizada por nossa Instituição, é calcada nos princípios e ideais que inspiraram a Revolução Francesa de 1789 e materializada na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, que assim proclamou:
Art. 12º. A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma força pública. Esta força é, pois, instituída para fruição por todos, e não para utilidade particular daqueles a quem é confiada.
Art. 13º. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração é indispensável uma contribuição comum que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades. (grifamos)
Daí a razão pela qual, no início da República, a força militar estadual receber o nome de “Força Pública” (a partir de 1891), tendo essa força, com tal designação, participado ativamente em alguns momentos críticos da História do País e de São Paulo, particularmente.
A medida, portanto, intenta o resgate histórico da mais que sesquicentenária força policial estadual, a qual, ao longo da história do Estado de São Paulo e do Brasil, sempre esteve presente na defesa do cidadão, da sociedade e do interesse público, conforme demonstra sua rica participação em marcantes momentos da historia brasileira e paulista.
Em sua longa história de serviços prestados aos cidadãos, ao Estado e ao Brasil, cujo marco remonta aos anos de 1831, a força policial estadual, já no início da República, foi denominada “Força Pública” (de 14/11/1891 a 27/6/1901), retomando essa mesma denominação entre 28/11/1905 a 21/12/1939 e entre  09/07/1947 a 08/04/1970. Vê-se, assim, que a denominação “Força Pública” somente foi alterada em momentos de crise institucional e instabilidade democrática do País, cujo último ato resultou da unificação da Força Pública com a Guarda Civil, nos idos de 1970, que resultou, por imposição do regime vigente à época, a denominação que ostenta atualmente.
Nesse particular, relembra a história que na oportunidade da unificação, cogitou-se na permanência do nome “Força Pública” para a força militar estadual, mas havia de se considerar o efetivo da Guarda Civil que a ela seria integrada; assim, a história retrata que se conjeturaram outros nomes, e pendia-se para a manutenção, ora “Força Pública” ora “Guarda Civil”, optando-se, ao final por “Polícia Militar”, para evitar conflitos internos, nomenclatura essa que dura até hoje.
Assim, da rica história de nossa Instituição denota-se que a denominação “Força Pública” esteve sempre associada aos momentos de liberdade, democracia e modernização da Nação: Proclamação da República, República Nova e fim do Estado Novo, indo ao encontro dos princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, cujos valores expressam, inegavelmente, os objetivos e finalidades da polícia ostensiva de São Paulo – servir ao cidadão e proteger seus direitos.
Agora, decorridos quase quarenta anos do uso da atual denominação, a qual, indubitavelmente, acarreta à Instituição enormes dificuldades junto à sociedade para compreensão de sua missão, oportuniza-se a possibilidade de resgatar a denominação “Força Pública”, como a instituição policial militar da grandeza de São Paulo.
Nesse contexto, constata-se que em uma Sociedade Democrática e que tem por fundamento o respeito aos Direitos Humanos, como hoje é a brasileira, a expressão “Polícia Militar”, etimologicamente, torna-se imprópria para designar uma Instituição cujo compromisso é a “defesa da vida, da integridade física e da dignidade de pessoa humana”, mais harmônica com a denominação “Força Pública”, que encontra maior ressonância e afinidade com aquilo que espera e deseja o cidadão e a sociedade no que concerne à Segurança Pública.
Por todo o exposto e por tudo que a proposta representará para o futuro da nossa Instituição, de nossos policiais militares e de seus familiares — lembrando sempre que os militares estaduais não perderão sua identidade de “policiais militares” e nem os valores deontológicos decorrentes da hierarquia e da disciplina —, contamos com sua participação no esclarecimento aos policiais militares e à mídia em geral sobre à proposta de alteração da denominação atual de Polícia Militar para “Força Pública do Estado de São Paulo”, pois temos a convicção e acreditamos que a alteração constitucional significará, com certeza, um novo marco para nossa Instituição e para São Paulo, retomando o brado declamado por Guilherme de Almeida e cantada pelos cem mil homens e mulheres que atualmente a compõe: “...rastro e raízes: é a Força Pública”.
Obrigado pela colaboração de todos.
Contem sempre com o Comando.
Forte abraço!
Coronel PM Alvaro Camilo
Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo
CEP: 01124-060 - Praça Cel. Fernando Prestes, 115 - 3º andar
Fone: 3327-7001 - camilo@policiamilitar.sp.gov.br

Na noite desta segunda-feira (01), a RedeTV! exibiu o primeiro episódio do reality policial 'Operação de Risco', apresentado por Alexandre Zakir.
A estreia registrou audiência média de 6,3 pontos, pico de 8,9 pontos e 10,1 de participação, conquistando o 3º lugar na média durante o período de exibição. No primeiro caso da noite, os telespectadores acompanharam a equipe da Polícia Rodoviária  durante uma perseguição a um carro roubado, guiado por quatro assaltantes.
Com a ajuda do helicóptero Águia da Polícia Militar, os policiais localizaram o automóvel e capturaram  um dos assaltantes. No caso seguinte,  policiais do GOE (Grupo de Operações Especiais)  invadiram uma favela e prenderam menores de idade envolvidos com tráfico de drogas.

anexo ao Bol G PM 216/98.
Transferindo “ex-officio” para a reserva não remunerada nos termos do inciso II do artigo 18, combinado com o artigo 22, ambos do Decreto lei 260/70, a contar de 22/12/09, o Cap PM 901292-3 Luiz Renato Maximiano, do CPA/M-7, por ter tomado posse no cargo de Delegado de Polícia de Terceira Classe, Superintendência de Gestão Estadual da Secretaria da Fazenda de
Goiânia - GO - Pr. 39.022/09.
Obs.: a OPM do interessado deverá observar o item VI do anexo ao Bol G PM 216/98.

Prezado Cel Ventura,
o fato se deu em 1970, na Rodovia Castelo Branco: Sorocaba/São Paulo. E os sds pms eram do 7º BPM/Sorocaba ( na época Batalhão Escola).
Fico-lhe grato pela gentileza,
Abraços,
Nelson Valente
Obs. O governador Serra quer de volta o nome de Força Pública.
Em 03/02/2010 00:01, Mario Ventura < celmario@gmail.com > escreveu:
PREZADO NELSON
Você me deu uma missão que parece ser um dos trabalhos de HÉRCULES.
Como não tenho digitalizado o diário nos anos 1970, a pesquisa requer muita paciência e tempo Paciência eu tenho, mas não tenho tempo suficiente durante a semana e isso fica para o sábado e domingo.
Dentro da década de 1970 você não teria como situar o ano? Facilitaria bastante a pesquisa.
CORONEL PM VENTURA

PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DO GOVERNO
Reunidos em um encontro de atualização pastoral no dia 28 de janeiro, no RIO, 67 bispos católicos assinaram um novo manifesto contra pontos do Programa Nacional de Direitos Humanos do governo que consideram “ameaça à própria paz social” O decreto foi assinado em dezembro pelo presidente LULA e será discutido e votado no Congresso Nacional.
Os bispos rejeitam a legalização do aborto, o casamento de pessoas de mesmo sexo, o direito de adoção por casais homoafetivos e a criação de mecanismos para impedir a exibição de símbolos religiosos em estabelecimentos públicos O governo promete redigir uma nova versão do item referente ao aborto depois de ouvir a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB). O texto divulgado hoje também faz referência a outras propostas do programa, como a possibilidade de punição de agentes de Estado por tortura e crimes hediondos cometidos no regime militar, a realização de audiências de conciliação antes da reintegração de posse de propriedades rurais ocupadas e o controle social da mída.
“Há propostas que banalizam a vida, descaracterizam a instituição familiar do matrimônio, cerceiam a liberdade de expressão na imprensa, reduzem as garantias jurídicas da propriedade jurídicas da propriedade privada, limitam o exercício do Poder Judiciário, como ainda correm o perigo de reacender conflitos sociais já pacificados com a LEI DA ANISTIA. Estas propostas constituem, portanto, ameaça à própria paz social”, diz a nota.

O Diário Oficial de hoje publica a transferência para a reserva de dois TENENTES-CORONÉIS: FRANCISCO DE OLIVEIRA E SILVA, do CPC e LUCIANO FERREIRA CASAGRANDE, do 23º BPM/I.
OLIVEIRA E SILVA nasceu no dia 5 de dezembro de 1957. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1986; CAPITÃO – 25 de agosto de 1992. Não tenho as datas de suas promoções a major e tenente-coronel.
CASAGRANDE nasceu no dia 27 de junho de 1959. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1982. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1983; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1987. Não registrei as outras datas de suas promoções a capitão, major e tenente-coronel. 

O caderno METRÓPOLE, de “O ESTADO”, publica “SERRA PROPÕE TROCA DE NOME DA PM E RESGATE DA ANTIGA FORÇA PÚBLICA”.
A Polícia Militar vai mudar de nome. Uma proposta de Emenda Constitucional encaminhada pelo governador JOSÉ SERRA à Assembléia Legislativa volta a chamá-la de FORÇA PÚBLICA. Trata-se do título usado durante 67 anos pela corporação durante três períodos distintos da vida republicana – o último deles foi encerrado em 1970, quando o Exército, durante o regime militar, impôs o atual nome à instituição que surgira da fusão entre a antiga FORÇA PÚBLICA e a então GUARDA CIVIL DO ESTADO.

É uma data de muito calor. Para a viagem a SÃO PAULO, onde vou cumprir minha missão no MMDC, é doloroso ficar duas horas no interior de um ônibus. As obras na MARGINAL TIETÊ requerem muita paciência.
MARINEI conta-me que passou pela Sociedade o CORONEL PM MENDES e o TENENTE-CORONEL PM CODELO. O caso da assinatura digital do presidente foi resolvido em parte pela própria funcionária. Mas o GINO logo que soube da necessidade de resolver esse problema ligou para o MENDES, que resolveu passar pelo MMDC para ajudar. Já o CODELO veio se inteirar dos problemas financeiros, que não são bons.
Também comparece na Sociedade a arquiteta JULIANA. Já entrou em contato com a empreiteira que cuidou da reforma do prédio e deveremos receber a visita de um telhadista. Ela verifica os pontos em que há infiltrações de água de chuva.
Dona SÔNIA MARIA DE FREITAS NEGRAW, viúva de um ex-combatente, acompanhada de BRUNA MATHILDE DE FREITAS NEGRAW, vem nos oferecer o acervo deixado pelo seu marido, referente à revolução. Conta lances do falecido na revolução e quase perco o horário do almoço.
Na tarde, um pouco antes das 16 horas, as nuvens pretas anunciam a chuva que cairá logo em seguida. Consigo chegar em GUARULHOS antes do desabamento do temporal.

A tempestade que atingiu a capital e Grande São Paulo neste início de noite voltou a causar destruição e mortes. No 43º dia de chuva ininterrupta, um homem morreu ao ter o carro atingido por uma árvore na alça de acesso da Marginal TIETÊ à Ponte de VILA MARIA, zona norte. No PARI, região central, uma pessoa morreu após ser fulminada por um raio na cabeça, por volta das 20 horas. Outras duas pessoas desapareceram durante a tempestade, no PARQUE GUARANI, zona leste. A estação JARDIM SÃO PAULO, que fica na linha Azul (JABAQUARA – TUCURUVI), ficou fechada por cerca de uma hora no fim da tarde devido ao temporal. Por volta das 18 horas, a água, que alagava ruas dos arredores, invadiu a parte interna da estação.

 

A nova camisa corintiana, que tanta polêmica está gerando, estreou de maneira trágica. Nesta noite, o TIMÃO perdeu para a PONTE PRETA, no Estádio MOISÉS LUCARELLI, por 2 a 1, e viu cair a série de 28 partidas, sem derrotas no estadual – o último tropeço havia ocorrido em 6 de abril de 2008, na rodada final da primeira fase, contra o NOROESTE. Como não bastasse tudo isso, o TIMÃO permaneceu com 11 pontos e perdeu a liderança do PAULISTÃO – foi ultrapassado pelo BOTAFOGO, com 13 pontos, e pelo SÃO PAULO, que, também com 11 pontos, leva vantagem no saldo de gols. Outros resultados: BARUERI 0 x BOTAFOGO 4; MONTE AZUL 2 x ITUANO 2; SERTÃOZINHO 1 x RIO CLARO 1; OESTE 2 x PAULISTA 2; SÃO PAULO 3 x SÃO CAETANO 0.

A Justiça mandou libertar o segurança EDUARDO SOARES POMPEU, de 47 anos, preso desde 30 de dezembro do ano passado sob acusação de assassinar o empresário DÁCIO MÚCIO DE SOUZA JÚNIOR, de 29 anos, no estacionamento da padaria DONA DEÔLA, em HIGIENÓPOLIS, região central da cidade. A ordem de soltura foi cumprida ontem à noite. A família da vítima se mostrou indignada com a decisão e diz ter esperança de que o Ministério Público do Estado de São Paulo reverta a decisão.


Até o fim deste semestre, o Governo federal coloca em circulação os novos modelos de cédulas do REAL em todo o país. As duas primeiras serão as de R$100 e de R$50. No ano que vem, ainda no primeiro semestre, serão lançadas as novas versões das notas de R$10 e R$20. Em 2012, o BANCO CENTRAL vai iniciar a circulação dos novos modelos de R$2 e R$5.

Com o aval do presidente LULA, a Advocacia-Geral da União ameaçou hoje processar membros do Ministério Público que tentarem impedir a construção da hidrelética de BELO MONTE. Depois que a licença ambiental foi concedida pelo IBAMA, procuradores federais disseram que poderiam processar os técnicos que a assinaram. A AGU advertiu que acusará os integrantes do MP de improbidade administrativa se eles “abusarem das prerrogativas por meio de ações sem fundamento, destinadas exclusivamente a tumultuar a consecução de políticas públicas relevantes para o País”. Segundo a nota, os procuradores não podem “impor seu entendimento pessoal aos demais agentes do Estado”. O procurador-geral da República, ROBERTO GURGEL, rebateu: “O Ministério Público tem atuado cumprindo não a vontade pessoal do procurador-geral ou de um promotor, mas a vontade das leis”.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, GENERAL JORGE ARMANDO FÉLIX, disse hoje que o presidente LULA deve anunciar um pacote de ajuda para reconstrução do HAITI na viagem que fará a PORTO PRÍNCIPE no dia 25. “Não vamos criar um pacote virtual, mas real”, completou o embaixador ANTÔNIO SIMÕES, que integra o gabinete de crise montado desde o terremoto.
O embaixador afirmou que, no início de março, será realizada uma reunião em NOVA YORK sobre a reconstrução do HAITI. O encontro dará seqüência à cúpula de MONTREAL, que ocorreu no fim do mês passado.
O ex-ditador haitiano JEAN-CLAUDE DUVALIER, conhecido como BABY DOC, prometeu fazer uma doação para a reconstrução do seu país. BABY DOC, que diz viver de forma discreta em PARIS, disse a um site americano que estaria disposto a enviar cinco milhões de dólares ao HAITI.
Com 59 anos e acusado de crimes que vão de corrupção e enriquecimento ilícito a graves violações dos direitos humanos, DUVALIER se exilou em 1986 na FRANÇA. Segundo advogados que seguem seu caso em um tribunal na SUÍÇA, o ex-ditador pretende usar o dinheiro bloqueado em bancos em GENEBRA para a doação. Esses recursos, porém, poderiam ser repassados ao HAITI de qualquer maneira, dependendo do resultado do processo.
Se nem a família DUVALIER nem o governo haitiano tiverem acesso ao dinheiro, lucram os bancos suíços, que podem captar juros com a fortuna. No ano passado, um juiz suíço havia dado sinal verde para que cerca de 5,7 milhões de dólares das contas de DUVALIER no banco UBS fossem devolvidos ao HAITI. A meta era que os recursos fossem empregados em programas sociais.

A presidente Argentina, CRISTINA KIRCHNER, decretou hoje a demissão do presidente do BANCO CENTRAL, MARTÍN REDRADO, e nomeou a economista MERCEDES MARCÓ DEL PONT, uma leal aliada, para o cargo. Durante entrevista coletiva, CRISTINA criticou REDRADO, que havia se tornado inimigo do governo por rejeitar a liberação de 6,5 bilhões de dólares das reservas do BC para pagar parte da dívida pública que vence neste ano. A remoção oficial de REDRADO não passou de uma formalidade, já que o economista havia renunciado ao cargo na sexta-feira. Mas o governo não reconheceu a renúncia e optou por esperar a entrega, ontem à noite, do parecer da comissão parlamentar que avaliava o caso de REDRADO. A comissão emitiu seu parecer, de forma secreta, e o remeteu à presidente. Dois parlamentares votaram a favor da remoção de REDRADO, e um contra. CRISTINA havia demitido REDRADO por decreto no início do mês passado – desatando uma crise institucional que a confrontou com o BC, a Justiça Federal e a oposição – mas uma juíza federal anulou a medida.

Uma moto-bomba deixou hoje pelo menos 20 peregrinos xiitas mortos e 110 feridos em KERBALA, cidade sagrada situada no centro do IRAQUE. O atentado é o terceiro ataque a xiitas em menos de uma semana: na segunda-feira, uma mulher-bomba matou 40 peregrinos na periferia de BAGDÁ e, ontem, uma explosão vitimou3 e feriu 1 em KERBALA.

A escultura em bronze L´HOMME QUI MARCHE I (O HOMEM CAMINHANDO I) do artista suíço ALBERTO GIACOMETTI (1901-1966) bateu hoje o preço recorde de obra de arte vendida em leilão em evento realizado na casa SOTHERBY´S, em LONDRES. A peça do escultor foi arrematada por 104,3 milhões de dólares (cerca de 190 milhões de reais), ultrapassando, assim, o recorde anterior do quadro GARÇON A LA PIPE (MENINO COM CACHIMBO), de PABLO PICASSO, vendido a 104,2 milhões de dólares em leilão em NOVA YORK, em 2004.
Filho de pintor impressionista GIOVANNI GIACOMETTI, ALBERTO, nascido em BORGONOVO (na região italiana da SUIÇA), teve primeiro sua formação em GENEBRA, mudando-se em 1923 para PARIS. Na FRANÇA, o pintor e escultor sofreu a influência de artistas dos grupos cubista e surrealista. A princípio, começou a criar esculturas de raízes desses dois movimentos e também com referência à arte primitiva africana, até chegar, no fim da década de 1940, às formas alongadas e delgadas (também de animais) pelas quais ficou reconhecido.     

2 011      :       -        QUINTA-FEIRA
Trabalho no computador durante um bom tempo nesta manhã. Procuro dados sobre MARIA JOSÉ BARROSO, alcunhada de “MARIA SOLDADO”, por ter participado, voluntariamente, no Movimento Constitucionalista de 1932. Como ela faleceu em 11 de fevereiro de 1958, quero apresentar um texto sobre a sua figura a fim de ser publicado no segundo número do jornal eletrônico “32 EM MOVIMENTO”.
Quando chego ao MMDC, antes das 13 horas, vejo a assinatura do TENENTE-CORONEL PM CODELO no nosso livro de recepção. Acredito que ele tenha acertado com o SANTANDER a questão dos seus dados pessoais para que se possa instituir o boleto bancário.
GINO STRUFFALDI e CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES comparecem nesta tarde na Sociedade. Aguardam a chegada do CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo, que marcou uma reunião para esta tarde. Apenas comparece para essa reunião o PEDRO PAULO PENNA TRINDADE. CORONEL PM JAIRO desenvolve a reunião com apenas esse conselheiro e a presença do GINO e minha. O MENDES foi para o GRANDE ORIENTE. A reunião é rápida. As contas da Diretoria Executiva relativas a 2009 e 2010 são aprovadas. JAIRO sugere que se reúna na semana que vem o CONSELHO SUPERIOR (reunião dos presidentes da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal). Fica marcada a data de 10 de fevereiro. Avisamos, por telefone, o Presidente do Conselho Fiscal, doutor FERNANDO DAVID. Após a reunião, o GINO fala sobre sua gestão nesses seis anos que está à testa da presidência da Diretoria Executiva.
Passam pelo MMDC o CAPITÃO PM ANÍSIO e o SARGENTO MARCELO CLEMENTE. Chove muito nesta tarde. Por volta das 16 horas todos nós deixamos a Sociedade.
Nesta tarde elaboro um ofício ao governador GERALDO ALCKMIN solicitando que seja entregue o COLAR IBRAHIM NOBRE no mês de julho. Também estou colhendo informações sobre o tribuno da Revolução, que nasceu em 19 de fevereiro de 1888 para mandar para publicação na segunda edição do jornal “32 EM MOVIMENTO”.    

Em mais uma demonstração pública de afirmação de sua autoridade e da animosidade que marca a relação entre os partidos da base aliada, a presidente DILMA ROUSSEFF confirmou hoje a escolha do engenheiro FLÁVIO DECAT para presidir Furnas Centrais Elétricas. DILMA tinha a intenção de levar DECAT para a ELETROBRÁS, mas a crise política vivida por FURNAS, com a circulação de dossiês e acusações mútuas entre petistas e peemedebistas, foi decisiva para fazê-la mudar a escolha. Dois nomes são agora cotados para o Comando da ELETROBRÁS: o do ex-presidente da Companhia Energética de MINAS GERAIS, JOSÉ DA COSTA, e o do secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, MÁRCIO ZIMMERMANN. O atual presidente da ELETROBRÁS, JOSÉ ANTÔNIO MUNIZ FILHO, deverá ser deslocado para a presidência da ELETRONORTE, cargo que já ocupou. 

Faleceu a pianista MARILA BORGES KERR, aos 89 anos. Nascida em uma família de músicos, MARILA foi criada para ser pianista. Menina prodígio, ela ganhou diversos concursos de piano ainda criança. Aos 11 anos, já tinha um programa semanal na Rádio EDUCADORA. O sucesso era tanto que várias mães deram o nome de suas filhas em homenagem a ela. Aos 13 anos, seu pai – e maior incentivador de sua carreira – morreu. Desanimada e com poucos recursos, ela largou a música. Apenas depois de casada e com os filhos crescidos, MARILA decidiu retomar o trabalho, mas como professora no Seminário Presbiteriano INDEPENDENTE. Além de aulas de piano, lecionava também História da Música. 

Morreu YARA CRISTINA MATHIAS VIEIRA, em UBIRATÃ – PARANÁ, em um acidente de carro. Nascida no interior de SANTA CATARINA, em 24 de abril de 1979, YARA foi uma menina tímida, que se escondia enquanto cantava com amigos. Aos 15 anos, uma prima a convenceu a ensaiar um hino e se apresentar na igreja evangélica. Se tornou cantora gospel. Em um acidente doméstico, óleo quente a atingiu no rosto, mas milagrosamente não ficou com cicatriz. 

Depois de adiar os planos do Metrô, o governo do Estado colocou obras viárias importantes na “geladeira”. Estão congeladas a conclusão da Avenida JACU-PÊSSEGO e até obras prometidas na campanha eleitoral pelo governador GERALDO ALCKMIN, como a ponte entre SANTOS e GUARUJÁ e a duplicação da Rodovia dos TAMOIOS. E o pior: não há mais prazo para entrega. A justificativa é a reavaliação de contratos e prioridades. Com custo estimado em 3,6 bilhões de reais, as promessas são repetidas há décadas e foram resgatadas na gestão anterior do governo estadual. Além das cifras bilionárias, são intervenções importantes para milhões de paulistas.

O dia seguinte a um dos pontos mais baixos da história do CORINTHIANS, com a queda diante do DEPORTES TOLIMA na pré-LIBERTADORES, foi marcado pelo vandalismo. Um grupo de torcedores repetiu gestos lamentáveis de outras eliminações e invadiu o CT do clube, no PARQUE ECOLÓGICO, para depredar veículos. Já os esperados protestos e pichações pela cidade tiveram como alvo RONALDO, o técnico TITE e o presidente ANDRÉS SANCHEZ. Os protestos começaram durante a madrugada. No PARQUE SÃO JORGE, muros e janelas amanheceram com mensagens que exigiam a saída de RONALDO e ANDRÉS SANCHEZ. Algumas janelas foram quebradas. Pela manhã, vândalos armados protagonizaram o incidente mais grave, ao apedrejarem dez carros no estacionamento do CT. Os veículos, de atletas e membros da comissão técnica, tiveram vidros quebrados e lataria danificada. Acionada, a Polícia Militar fez boletim de ocorrência, mas ninguém foi responsabilizado. O elenco corintiano, que desembarcou em CAMPINAS, teve de se dispersar em um hotel de BARUERI.

A presidente DILMA ROUSSEFF lançou hoje o primeiro programa com a sua marca, o SAÚDE NÃO TEM PREÇO. Promessa de campanha, prevê a distribuição gratuita de remédios para hipertensão e diabete nas farmácias conveniadas ao AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR. Pelo cronograma, todos os 15 mil estabelecimentos ligados ao programa terão até o dia 14 para oferecer os dez medicamentos que, até hoje, eram vendidos no sistema de copagamento: o governo encarregava-se de pagar até 90% do preço do remédio e o paciente, o porcentual restante.  

Em março, ela faria 59 anos. MARIA SCHNEIDER não chegou lá. A atriz de ÚLTIMO TANGO EM PARIS morreu hoje na capital francesa, após longa enfermidade. Nenhuma agência de notícias esclareceu a natureza da doença que havia anos a consumia. Embora sua filmografia seja considerável – mais de 50 títulos, entre cinema e TV – MARIA ficou marcada por um papel e foi justamente o que interpretou ao lado de MARLON BRANDO, na obra-prima de BERNARDO BERTOLUCCI. O cinéfilo que hoje dispões do filme em DVD – ou que, eventualmente, poderia baixá-lo na Internet, por mais que se discuta a questão dos direitos – não sabe o que foi a batalha de uma geração inteira para assistir à obra que, por isso mesmo, virou cult. No começo dos anos 1970, o BRASIL vivia sob uma ditadura militar. Havia quem colaborasse com o regime opressor. O jornal ESTADO resistia e, em suas páginas censuradas, o leitor encontrava trechos de OS LUSÍADAS e receitas culinárias em vez de notícias. Nos cinemas, as tesouras devoravam metros e metros de celulóide, isso quando os filmes não eram censurados, em nome da moral e dos bons costumes. ÚLTIMO TANGO EM PARIS foi proibido no País, mas chegou a ser exibido na época, no URUGUAI e na ARGENTINA, que também viviam sob regimes militares, mas cujas censuras revelavam um maior apreço pelos cinéfilos. Formavam-se excursões no Sul do BRASIL para ir a MONTEVIDÉU para assistir ao filme de BERTOLUCCI. Era conhecido como “o filme da manteiga”. Na cena famosa, BRANDO usava manteiga como lubrificante sexual para sodomizar a personagem de MARIA. Na história, eles fazem amantes ocasionais. Encontram-se, bate a atração física e iniciam essa relação peculiar. Freqüentam um apartamento em PARIS, só para fazer sexo. O problema é que, para o homem, BRANDO, lá pelas tantas, não basta simplesmente possuir o corpo da mulher. Ele quer possuir também sua mente. Começa como um desejo de falar após o sexo. MARIA resiste. Ela aceita tudo, até a sodomização, mas não abre o coração nem a mente. Existem filmes que marcam feito fogo. BRANDO, o fenômeno de HOLLYWOOD nos anos 1950, estava numa fase terrível de baixa em sua carreira quando dois filmes, no mesmo ano – 1972 -, o catapultaram de novo ao Olimpo do cinema autoral e de mercado. Um foi O PODEROSO CHEFÃO, de FRANCIS FORD COPPOLA, em que ele fazia o próprio DON CORLEONE. O outro, ÚLTIMO TANGO. Os críticos até hoje se interrogam em que raio de laboratório BERTOLUCCI fez com seu ator para lograr que ele recitasse aquele monólogo tão desesperado junto ao cadáver da mulher. MARIA SCHNEIDER, que tinha somente 19 anos ao coprotagonizar ÚLTIMO TANGO, fez outros filmes importantes – O PASSAGEIRO, PROFISSÃO: REPÓRTER, de MICHELANGELO ANTONIONI, ao lado de outro astro de HOLLYWOOD, JACK NICHOLSON. Ela participou de muitas séries na TV européia. Virou a eterna coadjuvante de novos autores. Mas para o público foi sempre a atriz de ÚLTIMO TANGO. BRANDO renasceu. MARIA ficou estigmatizada. Ela disse um dia que podia perceber a ironia das pessoas que a olhavam. Tomou ódio pelo papel que a colocou, por sua coragem e entrega, no Panteão dos cinéfilos. Nunca mais falou com BERTOLUCCI, a quem chamava de “cafetão”. A cena do estupro não estava no roteiro, foi improvisada no set. Embora não tenha havido penetração, ela se sentiu humilhada. As lágrimas da personagem, na verdade, eram dela.

 

JUANA DE LA CANDELARIA não estudou, mas sabem bem a história de CUBA. Isso porque viveu os 108 anos da independência da ilha. “CANDULIA” compleou 126 anos em CAMPEHUELA, uma área rural a 760 km de HAVANA. Quer manter a saúde até os 130.

 

Ruas destruídas, centenas de feridos, desaparecidos e pelo menos 13 mortos. A batalha pela PRAÇA TAHRIR (LIBERTAÇÃO), no centro do CAIRO, na madrugada e manhã de hoje, deixa o maior país do ORIENTE MÉDIO desgovernado e com a perspectiva de mais uma jornada sangrenta amanhã. Manifestantes contrários ao regime do presidente HOSNI MUBARAK, esperam reunir milhares de pessoas na sexta-feira após as orações nas mesquitas de todas a cidade e exigir a saída do presidente. Hoje, manifestantes contra e a favor do regime voltaram a se enfrentar nas ruas do centro da capital. A violência também chegou a ALEXANDRIA e outras cidades, enquanto provas do envolvimento de forças do governo na repressão eram expostas por grupos de direitos humanos.

 

2 012      :       -     SEXTA-FEIRA

Com problemas nas vistas, fica difícil trabalhar no computador. Mesmo assim elaboro a atualização de 3 de fevereiro. Levo para a HEMEROTECA VENTURA alguns livros de minhas memórias de setembro de 2010. Estou vendo que terei problemas para o futuro. O espaço na hemeroteca está diminuindo bastante. Não sei ainda como irei arquivar minha papelada quando ali estiver o espaço saturado.          


Nesta manhã recebo um e-mail do ERIC LUCIAN APOLINÁRIO acerca da viagem para ITAPIRA, em 12 de fevereiro, para o evento na Câmara, marcado para a manhã do domingo, respondo a ele e transmito as Palavras do Presidente, inclusive para conhecimento do BIAJONE, EGYDIO e GUILHERME.
Olá caro Coronel!
Tudo certo por aí? Como vão as coisas?
O nosso amigo Markus comentou alguma novidade sobre a vinda a Itapira?
Grande Abraço!
Eric Lucian Apolinário
Pesquisador - Presidente
(19) 8102-7351
Núcleo Cel. Francisco Vieira
Sociedade Veteranos de 1932  
http://www.itapira.sociedademmdc.com.br/

Responder |Mario Ventura para Eric
CARO ERIC
Ainda não. Mas vamos manter contato ainda nesta semana.
Como vão os preparativos para esse grande feito?
A comunicação é a mais poderosa arma na nossa luta. Quem será o mestre de cerimônias?
Pode entrar em contato comigo para a elaboração do roteiro. Gostaria de publicá-lo em meu blog no próprio dia do evento.
Estou lhe mandando, em primeira mão, as palavras do presidente que deverão ser publicadas ainda na edição de janeiro do "32 EM MOVIMENTO".
Dá uma visão dos núcleos de correspondência e a sua globalização. É como diz o BIAJONE:  TRATA-SE DA TROPA DE ELITE DO MMDC.

BIAJONE, EGYDIO e GUILHERME
Face mensagem do ERIC sobre o evento em ITAPIRA, marcado para 12 de fevereiro, surgiu a idéia de lhe enviar as Palavras do Presidente, que deverão ser publicadas no "32 EM MOVIMENTO" de janeiro, edição que está sendo preparada pela dupla dinâmica MARKUS e CAMILA.
Como a divulgação é a nossa principal arma, estou encaminhando a vocês as Palavras do Presidente para conhecimento acerca dos núcleos de correspondência.

Caríssimo Cel. Ventura!
Que felicidade! Suas palavras vêm a mim como um farol que pode guiar nossos passos, que ainda engatinham.
Realmente, a teoria da andorinha cai como uma luva para este momento em que vivemos! E aumenta em mim, a chama da esperança de que minha geração, poderá eternizar os feitos dos heróis que tombaram em 32 e dos veteranos que aqui, lutaram por uma nova constituição!
Parabéns pelo belíssimo texto! Deverei lê-lo aos membros do Núcleo de Itapira na próxima reunião, no domingo, dia 05.
Tenho certeza de que suas palavras também irão iluminar os pensamentos de todos!
Muito Obrigado, pelo apoio e pelos conselhos que tanto nos ajudam!
Espero, realmente, que o Markus possa ter um tempo livre no dia 12. A boa notícia é que hoje irei retirar o patrocínio de R$200,00 que usarei para pagar seus custos de viagem (gasolina e pedágio). Tenho certeza de que meus pedidos serão atendidos, pois, o universo sempre irá trabalhar para que as coisas boas, vindas de pessoas boas e verdadeiras sempre prevaleçam!
Muito Obrigado!!!
Att,
Eric Lucian Apolinário
Pesquisador - Presidente
(19) 8102-7351
Núcleo Cel. Francisco Vieira
Sociedade Veteranos de 1932  
http://www.itapira.sociedademmdc.com.br/

Nesta tarde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC atendo o OLIVEIRA, que passa correndo pela Entidade, no momento em que estou conversando com AMADO RÚBIO. Esse nosso associado, que nasceu justamente no 9 de julho de 1932, está sendo preparado para assumir o lugar do ALFREDO PIRES no comando do Exército Constitucionalista. Conhecia ele, desde garoto, o CORONEL PM ANTÔNIO MOREIRA SOARES DE AZEVEDO. Diz que assistiu a missa de sétimo dia do AZEVEDO, nascido em 30 de março de 1948. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 7 de março de 1966. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de agosto de 1970. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1970; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1975; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1982; MAJOR – 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção a tenente-coronel. Foi promovido a CORONEL em 22 de novembro de 1997. Ocupou a DIRETORIA DE SISTEMAS como coronel. Na reserva foi trabalhar no Hospital CRUZ AZUL. O AMADO RÚBIO conseguiu levar sua filha LÍGIA para trabalhar no nosso hospital na época em que o AZEVEDO era superintendente.
Acertamos, por telefone, que uma viatura do 12º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano vem me buscar no dia 9 de fevereiro, quando, às 8 horas, teremos a solenidade do 55º aniversário da Unidade. Também fica acertada a nossa ida até ITAPIRA no domingo, dia 12 de fevereiro. MARINEI apronta os Ofícios de Outorga das Medalhas que serão entregues a oficiais e civis no dia 11 de fevereiro, quando faremos reunião da Diretoria Executiva, comemoraremos os aniversariantes de janeiro e fevereiro e também reuniremos pela primeira vez a COFAM neste ano. Quase no final do expediente chega o VALDIR PERVELHO, um associado que está inadimplente há vários meses. Sua ficha já se encontra no arquivo morto e faço ver a ele que, se não pagar suas mensalidades, não poderá ser reconhecido como nosso associado. Infringe um dos artigos do nosso Estatuto, cabendo sua exclusão sumária.

Saques, arrastões, comércio fechado e recorde de assassinatos. A onda de violência causada pela greve da Polícia Militar, que levou pânico à população, fez o Exército ocupar hoje as ruas de SALVADOR, FEIRA DE SANTANA, VITÓRIA DA CONQUISTA, JEQUIÉ e ILHÉUS. Pelo menos 2.350 integrantes das Forças Armadas, convocados de seis Estados (RIO, ALAGOAS, PARAÍBA, PERNAMBUCO, RIO GRANDE DO NORTE e SERGIPE), foram incorporados ao policiamento ostensivo que começou a ser feito ontem por 950 homens da Força Nacional. Mesmo assim, o dia em SALVADOR foi de medo. Na madrugada, o número de homicídios mais do que triplicou e pelo menos 11 lojas da região central foram arrombadas e saqueadas, incluindo supermercados e joalheria. Segundo testemunhas, em algumas ações, havia mais de 30 homens armados. A tensão começara horas antes, quando policiais a paisana, a maioria usando capacetes e máscaras, tomaram ônibus para interditar algumas das principais avenidas de SALVADOR. Houve congestionamentos por toda a cidade, até de madrugada. Somados à ameaça de arrastões, esses fatos fizeram parte do comercio não abrir de manhã. Seis faculdades particulares de SALVADOR, também suspenderam as aulas. A situação só começou a ser normalizada por volta das 10 horas, quando tropas do Exército passaram a circular. O mesmo ocorreu no interior do Estado. Os moradores de FEIRA DE SANTANA tiveram de lidar com a falta de transporte público e com lojas fechadas. Em ITABUNA e em ILHÉUS, o comércio só abriu com a chegada do Exército. No fim da tarde, a presidente DILMA ROUSSEFF definiu o envio ao Estado de toda a cúpula nacional de Segurança: o  ministro da Justiça, JOSÉ EDUARDO CARDOZO, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, GENERAL JOSÉ CARLOS DE NARDI, e a secretária nacional de Segurança, REGINA MIKI. Na terça-feira, dia 31 de janeiro, a ASPRA, entidade que representa 2 mil dos 32 mil PMs, iniciou a paralisação. Apesar da liminar dada ontem pela 6ª Vara da Fazenda Pública, que determinava o fim do movimento, a paralisação atingiu hoje um terço da categoria. Para “garantia da ordem em SALVADOR e no interior do Estado”, a sede da ASPRA chegou a ser lacrada hoje pela Justiça. A entidade nega relação com a onda de violência e diz que só cobra do governo incorporação de gratificações aos salários, além de regulamentação de adicionais. E promete manter a paralisação. Em declaração em rede de TV, de 3 minutos, o governador JAQUES WAGNER culpou o movimento grevista pelos atuais “momentos de intranqüilidade” e disse que uma minoria de policiais tenta “assustar a população”. O Estado abriu negociações com outras seis entidades que congregam policiais, mas não convidou a ASPRA, alegando não reconhecer a associação.

Um grave acidente entre dois ônibus de linha na Estrada PARQUE TAGUATINGA GUARÁ, em BRASÍLIA, deixou 54 feridos nesta manhã. Pelo menos seis pessoas foram levadas em estado grave para o Hospital de Base e para o Hospital Regional de TAGUATINGA. Onze equipes do Corpo de Bombeiros foram para o local auxiliar no resgate das vítimas. Os dois ônibus envolvidos no acidente estavam com os pneus carecas. O secretário de Transportes do DISTRITO FEDERAL, JOSÉ WÁLTER VAZQUEZ FILHO, esteve no local. Ao ser perguntado sobre as condições dos veículos, ele garantiu que até o final do ano a frota será renovada.

O empresário DJALMA BRUGNARA VELOSO, de 49 anos, suspeito de ter matado a sua mulher, a procuradora federal ANA ALICE MOREIRA DE MELO, de 35 anos, em um condomínio de luxo em NOVA LIMA, na GRANDE BELO HORIZONTE, foi encontrado morto hoje em um motel. Ele chegou ao local na madrugada de quinta-feira, dia 2 de fevereiro, poucos minutos após deixar a casa onde a procuradora foi morta. Ela foi enterrada hoje no Cemitério BOSQUE DA ESPERANÇA, na capital. Hoje de madrugada, funcionárias do motel encontraram VELOSO na cama com pelo menos nove facadas pelo corpo. Ao lado do corpo havia uma faca que será submetida à perícia para verificar se foi a mesma usada para matar ANA ALICE. O casal estava em processo de separação. Uma semana antes do crime, ela registrou queixa contra o marido, que teria feito ameaças de morte. O juiz JUAREZ AZEVEDO, de NOVA LIMA, havia determinado que o acusado mantivesse distância de 30 metros da ex-mulher e não entrasse em contato com ela ou com os filhos de 2 e 4 anos. Na quarta-feira, dia 1º de fevereiro, VELOSO já havia sido intimado a prestar depoimento à Polícia Civil por causa das ameaças. Na mesma noite, ele foi para a casa de ANA ALICE e começou a briga, que terminou na madrugada com o assassinato. A delegada RENATA FAGUNDES afirmou que já está descartada a presença de outras pessoas na casa de ANA ALICE. A morte do empresário será investigada pelo Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa de BELO HORIZONTE e a delegada disse que ainda não pode atestar que ele se suicidou, mas que “as lesões são de autoextermínio”. O corpo de VELOSO foi enterrado nesta tarde no Cemitério PARQUE DA COLINA, também na capital. Familiares de ANA ALICE divulgaram carta, na qual afirmam que preferem não se manifestar para “preservar a integridade psicológica dos filhos” do casal.           

A dona de casa VERA DAS GRAÇAS MADUREIRA SALES, de 64 anos, foi encontrada morta dentro de um baú no quintal de sua casa, ontem. Segundo vizinhos, ela estava desaparecida havia três dias. O delegado MAURÍCIO AHVNER diz que o principal suspeito é o ex-marido da empregada de VERA, LUCIANO COSTA DE ALMEIDA LIMA. Ele teria matado VERA porque ela defendeu a empregada das agressões do marido. LIMA está foragido e com prisão temporária decretada. O filho do acusado, de 14 anos, também está desaparecido.

O senador EDUARDO SUPLICY afirmou hoje, no plenário do Senado, que policiais na ação em PINHEIRINHO, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, teriam abusado sexualmente de uma moradora do bairro CAMPO DOS ALEMÃES, ao lado do terreno invadido. SUPLICY acompanhou o depoimento de supostas vítimas ao promotor JOÃO MARCOS COSTA DE PAIVA, que vai apurar o caso. O senador afirma que na madrugada do dia 23 de janeiro, uma mulher de 26 anos teria sido levada para uma viatura e abusada sexualmente por quatro horas. O secretário de Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, repudia a acusação e diz que ela é motivada por interesses partidários. O Comandante Geral da PM, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, nega que tenha havido o abuso sexual, mas disse que vai investigar o caso. “A PM tem sofrido denúncias caluniosas nos últimos dias”. Ele afirma que “coisas estranhas estão ocorrendo” em relação às denúncias. “Acreditamos que isso não tenha acontecido, e por isso eles (os policiais) não foram afastados.”

Imagens do circuito interno de vigilância e dois retratos falados são as primeiras pistas que a polícia tem para chegar aos responsáveis pelo roubo de 15 volumes de livros do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo. O assalto aconteceu na quinta-feira, dia 2 de fevereiro à tarde e é investigado pela 3ª Delegacia do Patrimônio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Em 12 de julho, o delegado FÁBIO SCLIAR, da POLÍCIA Federal no RIO DE JANEIRO, informou à direção do Instituto de Botânica, VERA BONONI, que uma escuta flagrou presos determinando o roubo de SERTUM PALMORUM, tomos 1 e 2, de BARBOSA RODRIGUES (1903-1906), FLORAE CHILENSIS ET PERUVIAN (obra do século 18) e três volumes do FLORA BRASILIENSIS. O FLORA FLUMINENSIS foi levado na quinta possivelmente por engano – confundiram com o FLORA BRASILIENSIS. AMERICAN BIRDS, de ALEXANDER WILSON (1802), ATLAS DA GUYANA FRANCESA e BRAZILIAN BIRDS, de JOHN GOULD (1830-40), são outros três livros na mira dos criminosos, porém não foi informado pela Polícia Federal onde se encontram. Em 27 de julho, foram sugeridas pela responsável pela biblioteca, MARIA HELENA GALLO, melhorias no sistema de segurança, como instalação de câmeras, cortinas, sensores de presença e um vigia no saguão – no momento do crime, não havia ninguém lá. Seis pessoas foram ouvidas hoje e descreveram os criminosos. Um dos ladrões, que fez a primeira abordagem, desarmado, é apontado como sendo louro, entre 22 e 25 anos, olhos claros, magro, e cerca de 1m67. O outro é pardo, tem olhos pretos, cerca de 1m77 e entre 35 e 40 anos. Das seis câmeras instaladas no local, apenas duas conseguiram flagrar a ação dos dois bandidos. O terceiro criminoso ficou dentro do carro, um FOCUS PRATA. Chama a atenção nos vídeos a facilidade como eles chegaram até a biblioteca. Não tiveram placa do carro nem nome anotados. Na saída, renderam facilmente dois vigias, e ainda levaram os revólveres deles. Não usaram violência física para isso, apenas pressão psicológica. Para o delegado responsável pelo caso, FÁBIO BOLZANIk não há dúvida de que foi um crime encomendado. “Já acionamos diversos órgãos públicos para que auxiliem na localização.”

A GUARDA CIVIL METROPOLITANA desfez na manhã de hoje, a favela montada por famílias de sem-teto na Avenida SÃO JOÃO, região central de SÃO PAULO, após reintegração de posse de um prédio na mesma via ontem pela manhã. Mas, mesmo sem os barracos, as pessoas continuaram no local, em situação ainda mais precária. As famílias se negam a ir para albergues municipais, onde homens, mulheres e crianças têm de ficar separados. E cobram outra espécie de ajuda da administração municipal. Mas o prefeito GILBERTO KASSAB diz apenas que os sem-teto já foram cadastrados e estão na fila para programas habitacionais da cidade. O advogado CLEBER PERRONE, da empresa AFIM BRASIL, que pediu a reintegração de posse do prédio da SÃO JOÃO, disse que o local será uma loja de roupas. O espaço foi alugado e estava em reforma, e não abandonado, segundo lê. “Ninguém loca um imóvel na esquina mais conhecida do BRASIL para deixá-lo vazio”, afirma o advogado.

No dia em que a operação policial na cracolândia, no centro de SÃO PAULO, completou um mês, o Comandante Geral da PM, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, comemorou o fim das aglomerações de usuários de crack na região da LUZ. “Quebramos a logística do tráfico como era antes. É utopia achar que o consumo de crack na rua vai acabar, mas vamos focar a migração dos usuários para aumentar a segurança no centro e ajudar essas pessoas.” Para isso, a PM vai colocar mais cem policiais nas ruas e instalar três bases comunitárias. Segundo CAMILO, a participação da população é crucial.

Depois de passar por três cirurgias e ficar sedado por seis dias, o cantor WANDO está acordado e se comunicando, informou um boletim médico divulgado hoje. Em coletiva de imprensa, a equipe médica que cuida do artista disse que o risco de morte caiu pela metade. “O WANDO encontra-se em situação melhor. Hoje ele está consciente, lúcido e conversa com gestos e sinais, com a esposa e os médicos. Seu risco de morte foi reduzido pela metade”, disse HEBERTH MIOTTO, coordenador do CTI do Hospital BIOCOR INSTITUTO, em NOVA LIMA (MG). WANDO foi levado ao local na noite do dia 27 de janeiro, com fortes dores no peito, quando passou por um cateterismo emergencial. O quadro, no entanto, se agravou e, no sábado, o cantor foi submetido a outra cirurgia cardíaca, a angioplastia. Foi internado na CTI logo depois, sedado, respirando com a ajuda de aparelhos e em estado gravíssimo. Na quinta, surgiu a necessidade de uma traqueostomia. Segundo MIOTTO, se WANDO continuar nesse ritmo, deve sair do CTI em uma semana. Mas o médico não ignora os riscos.

As sessões de diálise a que CHICO ANYSIO estava sendo submetido desde o dia 19 de janeiro foram suspensas nesta manhã. O humorista também já passa algumas horas do dia respirando sem a ajuda de aparelhos. Ele está internado no RIO desde 22 de dezembro e seu estado ainda é grave.

Filho de italianos pioneiros na região, o construtor JOSÉ GASPAROTTI, o NENÊ, nasceu em AGUDOS em 1905 e foi para BAURU em 1934, para trabalhar com os padres da Igreja Católica local. Com o pai, concluiu a construção da Igreja SANTA TEREZINHA e, depois, atuou nas obras do santuário de NOSSA SENHORA APARECIDA, nas igrejas SANTO ANTÔNIO, SÃO SEBASTIÃO, SÕA BENEDITO e nos colégios LA SALLE e SÃO JOSÉ, entre outras. “Ele era muito querido pelos padres holandeses que moravam em BAURU”, conta DALVA GASPAROTTI PINHEIRO, uma das filhas. A família conta que os engenheiros assinavam as plantas e entregavam para NENÊ, que tinha a confiança dos religiosos para cuidar de todo o resto, sem nunca perder a humildade. De acordo com a filha, quando as igrejas não tinham dinheiro suficiente para contratar operários, o pai trabalhava como servente e pedreiro até a situação melhorar. Em 1976, NENÊ se mudou para a capital paulista, após a aposentadoria, para ficar perto das filhas. Ele costumava sair para ir ao supermercado e à missa. Também gostava de ir aos jogos do PALMEIRAS, como bom descendente de italianos. Quando fez 100 anos, foi homenageado por uma das netas, que montou um livro com declarações de familiares e amigos. Também recebeu homenagens da comunidade católica da FREGUESIA DO Ó, que freqüentava, e no programa da cantora INEZITA BARROSO. O construtor viveu sempre lúcido e disposto. Há duas semanas foi internado por causa de uma pneumonia e morreu nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, em SÃO PAULO aos 106 anos.      

A blogueira cubana e colunista do “ESTADO” YOANI SÁNCHEZ anunciou hoje que o governo se seu país negou a autorização de saída que ela havia pedido para vir ao BRASIL. A intenção da “jornalista independente” era acompanhar o lançamento de um documentário sobre direitos humanos – gravado em CUBA e em HONDURAS – em que ela é entrevistada. O lançamento do filme está marcado para o dia 10, em JEGUIÉ, na BAHIA. “Se todo esse esforço serviu para jogar luz sobre o absurdo migratório em que estamos presos, então valeu a pena”, tuitou a cubana. No dia 25, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro anunciou que havia concedido um visto para YOANI visitar o País. Para o Estado cubano, porém, essas autorizações de entrada não são suficientes para garantir que seus cidadãos deixem a ilha. Uma licença do governo é necessária.

O cambojano KAING GUEK EAV, conhecido como DUCH, diretor da prisão de PHNOM PEN durante o regime do KHMER VERMELHO, foi condenado em apelação hoje à prisão perpétua por um tribunal patrocinado pela ONU. DUCH foi condenado em primeira instância, em 2010, a 30 anos de prisão, por crimes de guerra contra a humanidade. Mais de 15 mil pessoas foram torturadas na prisão que ele dirigiu.    

O ator, produtor, roteirista e diretor de cinema americano ZALMAM KING, mais conhecido por filmes eróticos – mas não pornográficos – como ORQUÍDEA SELVAGEM, morreu hoje em SANTA MÔNICA, CALIFÓRNIA, após uma longa batalha contra o câncer. Ele tinha 69 anos. A notícia foi divulgada pelo ator CHARLIE SHEEN em sua página no FACEBOOK: “O mundo perdeu hoje uma alma brilhante e nobre”, afirmou. Um de seus maiores sucessos é “9 ½ SEMANAS DE AMOR” (1986) que escreveu e produziu, com direção de ADRIAN LYNE.

Ao menos 217 pessoas – entre elas mulheres e crianças – foram mortas hoje num ataque com tanques e metralhadoras das forças de BASHAR ASSAD contra a cidade de HOMS, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Somente no Distrito de KHALIDIYA, foram 138 mortos, disse RAMI ABDULRAHMAN, presidente do grupo com sede em LONDRES, citando testemunhas. Em um dos relatórios mais chocantes sobre o levante popular na SÍRIA, a HUMAN RIGHTS WATCH acusou hoje as forças de segurança de BASHAR ASSAD de ter prendido, torturado e assassinado crianças desde o início do levante. Hoje, no mesmo dia em que a organização divulgou o relatório, a RÚSSIA, mais uma vez, impôs obstáculos à aprovação de uma resolução contra o regime de DAMASCO no Conselho de Segurança da ONU, apesar das mudanças que atenuaram o tom do texto feitas justamente para agradar a MOSCOU. O governo russo afirmou que as alterações propostas para eliminar suas preocupações. “Ainda não são o bastante para a gente”, disse o vice-chanceler da RÚSSIA, GENNADI GATILOV.

Ao menos 37 pessoas morreram ontem durante uma reunião de reconciliação tribal no SUDÃO DO SUL intermediada pelas NAÇÕES UNIDAS. Um funcionário da ONU no país foi ferido no ataque. O encontro discutia o massacre de 78 camponeses no fim de semana, motivado por uma disputa de cabeças de gado. Segundo o porta-voz da missão de paz da ONU no SUDÃO DO SUL, KOUIDER ZERROUK, homens armados, supostamente da polícia e do Exército sul-sudaneses, invadiram a reunião e dispararam indiscriminadamente contra os participantes. O funcionário ferido foi levado para um hospital em JUBA, capital do país. De acordo com o governo do Estado de LAGOS, onde ocorreu o massacre, uma comissão vai investigar o episódio. O SUDÃO DO SUL tornou-se independente do SUDÃO, em julho de 2011. O governo tenta conter a onda de violência interna e acusa o regime de CARTUM de armar grupos rebeldes para desestabilizá-lo A região norte da nova nação é rica em petróleo. Hoje, o ditador sudanês, OMAR AL-BASHIR, disse que o clima entre os dois países está mais próximo de um confronto militar do que da paz. “Se formos forçados, iremos à guerra”, declarou. Os governos de JUBA e CARTUM têm discordado sobre questões fronteiriças e a divisão de receitas de petróleo da época em que o SUDÃO era unificado. BASHIR acusa o SUDÃO DO SUL de cortar intencionalmente a produção de petróleo e negar-se a negociar os contratos da commodity.

Pelo menos mais 3 pessoas morreram e outras 600 ficaram feridas hoje, em novos confrontos entre manifestantes e forças de ordem no CAIRO, em SUEZ e nas maiores cidades do EGITO – no terceiro dia consecutivo de manifestações contra o governo provisório militar. As mortes ocorreram na esteira do massacre de quarta-feira no Estádio de PORT SAID, promovido com a aparente conivência das autoridades policiais ao término de um jogo de futebol. Convencidos de que o governo de MOHAMED HUSSEIN TANTAWI, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas, premeditou o massacre, jovens lotaram as ruas e a PRAÇA TAHRIR hoje para enviar uma mensagem aos militares: a de que eles não desistirão. Os choques violentos marcaram a SEXTA-FEIRA DA IRA, protesto convocado por 28 organizações que militam pela democracia no EGITO. No início da tarde, os revolucionários concentraram-se no centro do CAIRO, nas imediações do Ministério do Interior – órgão ao qual a polícia é subordinada e alvo da revolta dos manifestantes. Armados de paus e pedras, os jovens enfrentaram a policia, que usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para tentar dispersar a multidão. Um jovem morreu e há relatos de outra morte nesses embates da PRAÇA TAHRIR. As duas vítimas teriam sofrido asfixia por inalação excessiva de gás lacrimogêneo. Mais de 600 pessoas teriam ficado feridas só hoje, segundo números do Ministério da Saúde. Um manifestante egípcio assim se expressou: “Não vamos deixar que os militares roubem a nossa revolução”.      

O ator norte-americano BEN GAZZARA morreu nesta sexta-feira, aos 81 anos, em um hospital de NOVA YORK, vítima de um câncer de pâncreas. GAZZARA era famoso por sua versatilidade – teve atuações destacadas no teatro, no cinema e na TV. Seus últimos trabalhos mais conhecidos foram na série de TV LAW&ORDER e nos filmes DOGVILLE (2003), de LARS VON TRIER, e O GRANDE LEBOWSKI (1998), dirigidos pelos irmãos JOEL e ETHAN COEN. Aluno da lendária escola nova-iorquina ACTOR´S STUDIO, pela qual passaram outras estrelas de HOLLYWOOD como MARLON BRANDO e AL PACINO, o ator iniciou a carreira no teatro. GAZZARA brilhou nos palcos da BROADWAY na pele do personagem BRICK na peça GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE, de TENNESSEE WILLIAMS. Após estrear em HOLLYWOOD com O RANCOROSO, em 1957, uma de suas atuações mais célebres aconteceu dois anos mais tarde, em ANATOMIA DE UM CRIME, filme que foi indicado a sete prêmios no OSCAR. GAZZARA se tornou mais tarde o ator mais escalado por seu amigo JOHN CASSAVETES, que o dirigiu em produções como OS MARIDOS (1970), A MORTE DE UM BOOKMAKER CHINÊS &1976) e NOITE DE ESTREIA (1977). O ator também se destacou como um mafioso em CAPONE, de STEVE CARVER, e como o enigmático KLEIN em A TRAPAÇA (1997), de DAVID MAMET. GAZZARA também é lembrado por sua participação em séries como ALMA DE AÇO, no final da década de 1960, o que lhe valeu duas nominações ao Prêmio EMMY, além de participações em LAW&ORDER. GAZZARA foi casado três vezes e teve um famoso romance com a atriz AUDREY HEPBURN, ao lado de quem protagonizou o filme A HERDEIRA.  

O cineasta e produtor norte-americano ZALMAN KING, que dirigiu ORQUÍDEA SELVAGEM e ainda produziu e foi um dos roteiristas do filme 9 ½ SEMANAS DE AMOR, morreu nesta sexta-feira,a os 70 anos, vítima de câncer. Ele estava em sua casa em SANTA MÔNICA, na CALIFÓRNIA. ZALMAN KING levou seu estilo de misturar aspiração artística e pornosoft para a TV a cabo nos anos 1990. Dizia que preferia fazer seus filmes a partir da perspectiva das mulheres e até sua companheira, PATRÍCIA KNOP, o ajudava na criação de alguns roteiros.

2 013     :      -     DOMINGO
Neste tranqüilo domingo, em minha biblioteca, atualizo o 3 de fevereiro e separo textos que deverão ilustrar os históricos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e do Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, que, pacientemente, venho fazendo há anos. Os arquivos da Sociedade sempre foram precários pelos estragos feitos nos fins dos anos de 1990 por águas de chuva que danificaram muita coisa no MMDC. O telhado da Sociedade foi mal construído e nem a reforma efetuada em 2009 consertou o mesmo. Atualmente o MMDC apresenta várias rachaduras nas paredes e muita umidade causada pelas infiltrações de água.
Recebo vários e-mails durante o transcorrer deste domingo. Um deles veio da FRANCES DE AZEVEDO e apresenta a “AVE MARIA” de SCHUBERT:
(Um anjo canta a AVE MARIA de Schubert)
O violinista e diretor de orquestra ANDRÉ RIEU recebeu uma mensagem de uma senhora holandesa que lhe contou que sua sobrinha MIRUSIA LOUWERSE, de pais holandeses, nascida e criada na Austrália (1985) parecia um anjo e cantava como os anjos. A princípio ele não acreditou muito, mas a senhora foi tão insistente que ele até com um pouco de má vontade cedeu e a recebeu para uma audição. Ficou encantado e em 2008 a convidou para esta apresentação. A interpretação da Ave Maria de Schubert é verdadeiramente celestial. Em certos momentos da vida, nós precisamos parar, para ver e ouvir e-mail como esse.
Coloco em minhas memórias esse presente da FRANCES DE AZEVEDO.
O CORONEL PM PISANI também me manda a ÓPERA DE PARIS, com NABUCCO. Também guardo na minha conta.
Vários pedidos sobre o restauro do Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista têm acontecido no desenrolar dos últimos dias. Resolvo colocar o histórico do Monumento em minhas memórias, para consultas, conforme solicitações. Esse histórico também deverá ser encaminhado para nossos associados. 

Estréia de ALEXANDRE PATO definitivamente se tornou sinônimo de gol. Foi assim no INTERNACIONAL, aos 17 anos, no MILAN e na seleção. E agora, aos 23 anos, no CORINTHIANS, um time montado que parece ser o lugar certo para um atacante rápido e talentoso, mas que precisa provar aos outros que podem acreditar nele. Eram 20 minutos do segundo tempo, o CORINTHIANS já massacrava o OESTE e vencia por 3 a 0, quando mais de 36 mil torcedores pediam a entrada de PATO. Aos 24 ele estava à beira do gramado, pronto, e assistiu ao gol de DANILO, o quarto. Pisou no campo aos 25 no lugar de quem havia sido o nome do jogo: GUERRERO, com dois gols de cabeça. Em três minutos, não se falava mais de GUERRERO, nem de EMERSON, que havia perdido um pênalti. Só se falava de PATO. O gol veio na primeira bola enfiada. PATO chutou com a direita, pegou o rebote com a esquerda: gol. PATO abriu os braços, correu em direção ao Tobogã e fechou a goleada de 5 a 0. Foi o grande final de uma atuação mortal do CORINTHIANS, dono do jogo e que poderia ter feito ainda mais gols.

Nem sempre jogar com três atacantes é sinônimo de time ofensivo, e o jogo de hoje à noite em PIRACICABA serviu como lição para o técnico GILSON KLEINA, que viu seu PALMEIRAS empatar com o XV por 3 a 3. E com um gol aos 47 minutos do segundo tempo. O treinador resolveu manter o mesmo trio que havia sido eficiente nos 3 a 0 contra o SÃO BERNARDO na quinta-feira, mas faltou alguém no meio de  campo para fazer a bola chegar em MAIKON LEITE, VINÍCIUS e LUAN. Bem marcado, VALDIVIA não conseguiu ser esse homem de armação, e nem os laterais chegaram com eficiência na frente. O PALMEIRAS mostrou-se um time desorganizado principalmente na etapa inicial, ainda mais depois que MÁRCIO DIOGO tratou de fazer 1 a 0 logo aos 2 minutos de jogo – ele recebeu sozinho cruzamento pela esquerda e cabeceou certeiro.  
As críticas à arbitragem não fizeram o técnico Ney Franco se esquecer das falhas apresentadas pelo São Paulo na derrota por 3 a 1 para o Santos, neste domingo, na Vila Belmiro. O treinador recordou os problemas na derrota para o Bolívar, pela pré-Libertadores, e apontou erros também nesta rodada do Campeonato Paulista. "Tivemos um jogo atípico na Bolívia, quando sofremos quatro gols e tivemos de estudar os erros. Hoje (domingo), também tomamos gols, mas não foi só da parte defensiva. No segundo, teve um erro básico do nosso volante no ataque, que tentou furar o bloqueio adversário, embora possamos questionar o pênalti (sofrido por Neymar na sequência do lance). O terceiro gol também foi do tipo que não podemos tomar", lamentou. O São Paulo viu o Santos abrir o placar com Miralles, que recebeu assistência de Neymar, ainda no primeiro tempo. Logo depois do intervalo, o camisa 11 puxou contragolpe até invadir a área, quando o árbitro assinalou pênalti de Paulo Miranda sobre o atleta, que converteu a cobrança. O Alvinegro Praiano fechou o placar depois de um escanteio que Neymar bateu curto para Montillo. O argentino, então, devolveu para o atacante, que cruzou na medida para Miralles fazer o gol. Ney Franco acredita que os dois lances com falhas prejudicaram o emocional de seu time. "O erro no segundo foi determinante para o Santos conseguir o resultado. No terceiro, não poderiam ter ficado dois jogadores deles contra um nosso na batida curta, faltou comunicação para enfrentarem dois contra dois e impedirem o cruzamento do Neymar. Foram falhas coletivas nos dois gols. Como no ano passado, podemos fazer correções, para termos a equipe mais inteira no dia 13", ponderou. A data estipulada pelo treinador é a primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, contra o Atlético-MG, no estádio Independência.
O Mogi Mirim voltou a fazer o dever de casa na noite deste domingo, quando venceu o Bragantino, por 4 a 1, no Estádio Vail Chaves (antigo Romildão), pela quinta rodada do Paulistão. Foi a terceira vitória em casa, e que valeu a sua permanência entre os oito primeiros colocados. A vitória levou o Mogi Mirim à quarta posição, com 10 pontos ganhos - mesma pontuação que Corinthians, quinto colocado, Palmeiras, sexto, e Botafogo, sétimo. Já o Bragantino ficou com seis e caiu para a décima posição. O time da casa foi ofensivo durante todo o primeiro tempo e conseguiu abrir 2 a 0 sobre o Bragantino antes do intervalo. Logo aos 5 minutos, Henrique abriu o placar em cobrança de pênalti. Depois, aos 45 minutos, Carlos Alberto aproveitou confusão na área e finalizou no canto direito. No segundo tempo, o Bragantino esboçou reação com um gol de pênalti, aos 14 minutos, do atacante Lincom, mas o Mogi Mirim teve mais competência e fez mais dois. Aos 30 minutos, Wagner acertou belo chute em cobrança de falta, e, aos 33 minutos ,Roger Gaúcho recebeu lançamento e chutou na saída do goleiro Rafael Defendi. O Mogi Mirim volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Ituano, às 17 horas, novamente no Estádio Vail Chaves, em Mogi Mirim. Enquanto isso, o Bragantino, no mesmo dia, mas às 19h30, enfrenta o Mirassol, no Nabizão, em Bragança Paulista.
Quase dois anos e meio após ser fechado para reforma, o MINEIRÃO foi reinaugurado hoje com o clássico CRUZEIRO x ATLÉTICO MINEIRO, vencido pela RAPOSA por 2 a 1. Se por um lado a partida foi emocionante, por outro o torcedor que foi ao jogo encontrou muitos problemas, como congestionamento do trânsito, filas, ingressos duplicados, falta de espaço para deficientes físicos e seus acompanhantes, escassez de água e até falta de higiene nos banheiros. Com a arena lotada, o jogo de hoje serviu como uma espécie de teste para as partidas da COPA DAS CONFEDERAÇÕES E DO MUNDIAL que serão realizadas neste ano e em 2014, respectivamente. E foi importante para exibir uma variedade de falhas, a começar pelo próprio acesso ao estádio. Sem as obras de mobilidade previstas para a COPA, todas as vias de acesso à arena estavam quase paradas mais de três horas antes do início da partida.

Acusado de matar e roubar o analista de sistemas EUGÊNIO BOZOLA, de 52 anos, e o modelo MURILO REZENDE, 21, em um apartamento na Rua OSCAR FREIRE, nos JARDINS, na zona sul da capital, LUCAS CINTRA ZANETTI ROSSETTI, de 23, foi condenado a 60 anos de prisão e ao pagamento de 720 dias multa. O crime aconteceu em 23 de agosto de 2011 e a sentença foi dada na sexta-feira, dia 1º de fevereiro. Inicialmente, ele seria julgado por homicídio, mas se concluiu de que seu objetivo maior era roubar. Segundo a juíza ISAURA CRISTINA BARREIRA, da 30ª Vara Criminal, ROSSETTI “queria o carro (de BOZOLA, um HONDA CIVIC), matou as vítimas por isso e para assegurar que ficaria com ele sem a intervenção das vítimas”. Quando cometeu o crime, ROSSETTI era hóspede de BOZOLA devido a vantagens que o analista lhe oferecia, como o uso do carro. “O réu agiu friamente, pois apesar de tanto sangue e horror no apartamento, ainda teve a coragem e escrever com sangue e café nas paredes”, escreveu. Na sentença, a juíza interpreta a inscrição na parece como indicação de um crime homofóbico, no qual foi usada “violência desmedida”. Pela investigação, ROSSETTI dopou BOZOLA e REZENDE antes de matá-los a facadas. “Vendo que ambos estavam mortos, procurou fugir e apagar os vestígios de sua estadia ali, a fim de não ser tido como autor intencional das mortes”, diz a juíza na sentença. ROSSETTI já está preso e, de acordo com a juíza, não poderá recorrer da condenação em liberdade.

O PM Reformado OSVALDO YAMAOKA, de 60 anos, e dois homens suspeitos de o terem seqüestrado foram mortos a tiros ontem em SOROCABA. YAMAOKA era segurança de uma rede de farmácias e foi dominado quando chegava ao trabalho. Reagiu, baleou dois, mas foi atingido por outros bandidos.

Após trocar tiros com policiais militares na Rua JAPÃO, no ITAIM BIBI, zona sul da capital, um homem morreu e outro foi preso na tarde do sábado. A dupla bateu o carro após ser perseguida pela PM e tentou fugir a pé. Os suspeitos carregavam duas armas e cinco relógios de luxo, segundo a polícia.

A madrugada de sábado para domingo não teve o som agudo das sirenes, fumaça ou bombeiros na RUA DOS ANDRADAS, no centro de SANTA MARIA. Mas teve dor e choro, assim como a uma semana, quando aconteceu a tragédia na BOATE KISS. Ontem, um jovem que estava internado morreu, elevando para 237 o número de vítimas do incêndio. Missas de sétimo dia foram celebradas ao longo do sábado em diversas igrejas da cidade. A maior delas teve início às 21:30 horas na Basílica NOSSA SENHORA DA MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS. Durante a madrugada, cerca de duas mil pessoas foram para a frente da boate. Rezaram, choraram e gritaram de desespero e saudade. Diante da KISS, todos tinham algo em comum: amigos e colegas que se foram e a tristeza e o choro estampados nos rostos, que acometeram também quem estava ali trabalhando, como a equipe de profissionais de psicologia e serviço social. Às 2:30 horas, teve início uma salva de palmas. Muitas pessoas passaram mal e tiveram de ser socorridos às pressas pelos voluntários. De volta para casa, era possível ver gente de todas as idades chorando: desde o pai de 70 anos que perdeu o filho, até a criança que, com o rosto escondido no colo da mãe, chorava sem parar. Durante a missa na basílica, o clima ficou ainda mais triste com a confirmação da morte de BRUNO PORTELLA FRICKS, de 22 anos, que estava internado no Hospital das Clínicas de PORTO ALEGRE. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de SANTA MARIA, ele estava na boate com a namorada, JÉSSICA DUARTE, de 20 anos, que permanece internada no Hospital CRISTO REDENTOR, na capital gaúcha. O número de hospitalizados caiu para 97 hoje. Das 114 pessoas que estavam internadas até a manhã de sábado, 16 tiveram alta. Os pacientes estão em hospitais de SANTA MARIA, PORTO ALEGRE, CANOAS, CAXIAS DO SUL e IJUÍ e 35 deles ainda respiram com ventilação mecânica.

SANTA CATARINA registrou mais 13 ataques criminosos entre as 18 horas de sábado e a manhã de hoje, elevando para 44 o número de ocorrências desde a última quarta-feira, quando recomeçou a onda de violência no Estado. Na madrugada de hoje foi registrada a primeira morte. Um rapaz de 22 anos, identificado como JEAN DE OLIVEIRA, foi morto em JOINVILLE, no bairro COPACABANA, em um confronto com policiais militares. Os ataques dos bandidos já tinham deixado uma pessoa ferida. Na última sexta-feira, IRON DE MELO, de 19 anos, sofreu queimaduras ao sair de um ônibus incendiado e, até hoje à noite, seguia internado em FLORIANÓPOLIS.  

Morreu hoje, na queda de um helicóptero, o general e candidato presidencial paraguaio LINO OVIEDO – que participou de várias tentativas de golpe, incluindo a que derrubou o ditador ALFREDO STROESSNER, em 1989. As primeiras informações indicavam que o mau tempo causara a tragédia. Mas aliados de OVIEDO, que já foi asilado no BRASIL, falavam em “atentado”. O helicóptero partiu de CONCEPCIÓN para ASSUNÇÃO na noite de sábado,  levando OVIEDO, de 69 anos, um segurança e o piloto. Os três morreram. À meia-noite, o sistema aéreo paraguaio entrou em alerta, após notificar o desaparecimento da aeronave. À rádio ÑANDUTI, um dos portavozes do “oviedismo”, CÉSAR DURANT, afirmou que “foi um crime político, uma mensagem da máfia”. “Descartamos totalmente a possibilidade de que tenha sido uma tormenta (a causa do acidente)”, completou DURAND, dizendo que a data da morte “foi uma mensagem”. O dia 3 de fevereiro de 1989 marcou o fim dos 35 anos da ditadura STROESSNER. General da reserva acusado por inimigos políticos de várias atividades ilícitas, incluindo contrabando, lavagem de dinheiro e narcotráfico, OVIEDO tinha poucas chances de vencer a eleição presidencial de abril. As equipes de resgate da polícia encontraram seu corpo em meio aos destroços do helicóptero no norte do PARAGUAI, onde OVIEDO viajara para um evento de campanha. “Em nome do governo, enviamos nossas sinceras condolências à família do general”, disse o presidente paraguaio, FEDERICO FRANCO, numa mensagem pelo TWITTER. O governo decretou luto de três dias e suspendeu todas as atividades oficiais. OVIEDO apoiou a destituição relâmpago do presidente FERNANDO LUGO, em junho, que levou FRANCO ao poder. OVIEDO foi acusado de tramar para derrubar governos nos anos 1990 e foi sentenciado a 10 anos de prisão. Ele foi perdoado antes de completar a pena, e retornou à política como líder do partido conservador UNIÃO NACIONAL DE CIDADÃOS ÉTICOS – UNACE. “Ele é uma pessoa que inquestionavelmente figura na história de nosso país, com todas suas luzes e sombras”, disse o ministro das Comunicações, GUSTAVO KOHN.

Pelo menos 35 pessoas morreram e mais de 90 ficaram feridas na cidade iraquiana de KIRKUK, quando um suicida detonou um caminhão cheio de explosivos diante de um quartel e homens armados, disfarçados de policiais, tentaram invadir o local. Este foi o terceiro grande atentado nas últimas semanas perto ou na cidade, onde vivem árabes, curdos e turcos e que está no coração de uma disputa entre o governo iraquiano e a região autônoma do CURDISTÃO. A polícia disse que o atacante provocou uma enorme explosão na entrada lateral do quartel, destruindo parte de um escritório do governo próximo. “Depois da explosão, homens armados com fuzis AK-47 e granadas atacaram, mas os guardas os mataram”, disse um agente.

Pela primeira vez uma autoridade de alto escalão do governo israelense indicou que o Estado judeu de fato bombardeou a SÍRIA na semana passada. Em uma conferência sobre segurança na ALEMANHA, o ministro da Defesa de ISRAEL, EHUD BARAK, comentou o caso e garantiu que seu governo “fala sério” quando promete impedir que armas sírias cheguem ao HEZBOLLAH. “Não posso adicionar nada ao que vocês leram nos jornais sobre o que houve na SÍRIA há alguns dias”, afirmou BARAK a uma platéia de diplomatas, militares e analistas de vários lugares do mundo. Discursando de improviso em inglês, completou:”Falo francamente, o tempo todo, que dizemos – e isso é prova de que quando dizemos algo estamos falando sério – que não achamos que deveria ser permitido levar sistemas de armamento avançado ao LÍBANO”. Hoje, o jornal THE NEW YORK TIMES noticiou, com base em fontes americanas, que ISRAEL desferiu dois ataques quase simultâneos em território sírio. O alvo principal seria um comboio que levava um sistema antiaéreo ultramoderno – as baterias russas AS-17 – ao LÍBANO, onde seria entregue ao HEZBOLLAH. Em seguida, os jatos teriam atacado o principal centro de produção de armas químicas e biológicas da SÍRIA, na periferia de DAMASCO. O governos sírio confirma que o local foi atacado por bombardeiros israelenses.        

A FRANÇA executou “importantes bombardeios aéreos” no norte do MALI durante a madrugada de ontem para hoje em áreas próximas da fronteira com a ARGÉLIA, anunciou o país, poucas horas depois de uma visita do presidente francês ao país africano. Os bombardeios, no norte de KIDAL e na região de TESALIT, tinham com alvos “depósitos logísticos e centros de treinamento” dos grupos islamitas armados, afirmou o exército francês.

3 DE FEVEREIRO DE 2014     :    -     SEGUNDA-FEIRA
Essa segunda-feira apresenta 36 graus logo pela manhã. Uma dor de estômago deixa-me amoladíssimo, sem vontade para sair de casa. Mas supero esse mal estar e às 13 horas estou chegando à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A semana pouca coisa deverá apresentar. A única solenidade em que deverei comparecer, se outras não surgirem, é a da Academia de Polícia Militar, na formatura dos novos oficiais de administração.
Na tarde, recebo a visita do SIDNEI LOBO PEDROSO. Ele finalmente de inscreve como nosso associado. Escolhi o SIDNEI para ser o presidente da Comissão de EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO da Sociedade, mas ele ainda não estava filiado ao MMDC. Deverá participar da reunião marcada para 27 de fevereiro, quando traçaremos os planos para o ano em curso. Também estive no MMDS com ALEMÃO, sua esposa MANOELA e a filha SOPHIA, além do OREZ, que se mostra muito atarefado.
Após a saída do SIDNEI, convidado para ir à APMBB na sexta-feira, também retorno para casa. Ameaça chover, mas não vejo nem um pingo de água.

O filho do governador GERALDO ALCKMIN, THOMAZ RODRIGUES ALCKMIN, de 30 anos, e a neta de 9 anos do político foram cercados por criminosos e se viram no meio a uma troca de tiros próximo ao clube PAINEIRAS, no MORUMBI. A ação dos bandidos aconteceu na noite do domingo, em uma alça de acesso da MARGINAL PINHEIROS – a menos de dois quilômetros do PALÁCIO DOS BANDEIRANTES. Segundo apurações preliminares da polícia, THOMAZ levava a filha, ISABELA, de volta para casa, à noite, sob escolta destacada pela CASA MILITAR, quando um carro à frente fechou o veículo do filho de ALCKMIN,que não tinha blindagem à prova de bala. Quatro bandidos saíram armados. Os policiais militares que escoltavam THOMAZ reagiram e houve troca de tiros. Os dois continuaram dentro do carro. A quadrilha, então, fugiu. O veículo usado na ação foi encontrado horas depois com marcas de sangue. A polícia monitora os hospitais da capital e da região metropolitana para tentar identificar o bandido caso ele tenha procurado socorro médico. THOMAZ e a filha saíram ilesos, assim como todos os policiais – o número de agentes não foi informado.
Em abril de 2013, a filha do vice-governador de SÃO PAULO, GUILHERME AFIF DOMINGOS, hoje ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, também foi vítima de uma tentativa de assalto também no MORUMBI.
Não é a primeira vez que THOMAZ, filho mais velho do governador GERALDO ALCKMIN, é alvo de criminosos. Em abril de 2004, então com 19 anos, ele saiu para andar de moto, à noite, sem escolta. Na MARGINAL PINHEIROS, foi surpreendido por dois assaltantes também em uma moto. THOMAZ entregou o veículo, uma CB 500 e em seguida chamou a guarda do PALÁCIO DOS BANDEIRANTES para buscá-lo no local. Antes, em 2002, ele já havia sido vítima da violência que assola SÃO PAULO. Na ocasião, criminosos tentaram roubar um VECTRA, carro usado pela escolta de THOMAZ. O crime ocorreu na VILA MARIANA, em frente ao prédio onde morava a namorada dele. No episódio, houve um tiroteio que resultou na morte do PM DIÓGENES BARBOSA PAIVA. ADONIRAN FRANCISCO DOS SANTOS JÚNIO, o outro policial militar que fazia a segurança de THOMAZ ficou ferido.      

GUILHERME FERREIRA, 22 anos, morreu após levar três tiros em uma suposta reação contra PMs, nesta manhã, em GUARULHOS. GUILHERME sofria de problemas mentais. O rapaz teve um surto e a polícia foi chamada. Os agentes usaram arma não letal e bala de borracha para acalmá-lo. Porém, o rapaz teria dado uma facada em um dos agentes que revidou. GUILHERME morreu no local.

FRANCISCO DA CHAGAS JÚNIOR, de 33 anos, e LUCIANO ALVES, de 36, foram presos após roubarem uma van escolar na Avenida INTERLAGOS. Na fuga eles capotaram com o veículo na Avenida SARGENTO GERALDO SANT~ANA, também na zona sul. No carro estavam a motorista da van, de 54 anos, e uma criança de 10 anos. Nenhuma vítima ficou ferida. Os criminosos foram presos em flagrante por roubo e o caso foi registrado no 102º DP (SOCORRO).

O cineasta EDUARDO COUTINHO, assassinado a facadas no domingo, dia 2, em sua casa, no RIO DE JANEIRO, fazia segredo sobre os problemas mentais do filho DANIEL, de 42 anos, responsável pelo crime após um surto de esquizofrenia. “Não tinha conhecimento desses problemas. Ele não merecia morrer assim”, disse o produtor LUIZ CARLOS BARRETO no velório do documentarista, hoje. A atriz CAMILA MORGADO, que foi se despedir de COUTINHO no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, também se mostrou surpresa com a doença de DANIEL. “Eu conhecia o EDUARDO da convivência, desde sempre, mas não conhecia a família. Foi uma tragédia, uma fatalidade”, declarou ela ao jornal carioca “O GLOBO”.
DANIEL segue internado sob custódia no Hospital MIGUEL COUTO, na GÁVEA. Como levou duas facadas no abdômen – supostamente ao tentar o suicídio – ele passou por uma cirurgia e está na unidade intermediária do hospital, com quadro estável.
Mulher de EDUARDO e mãe de DANIEL, MARIA DAS DORES COUTINHO, de 62 anos, também segue internada no mesmo hospital, com quadro estável, mas que ainda inspira cuidados. Ela foi atacada por DANIEL e levou dois golpes de faca nos seios, três no abdômen e teve uma lesão no fígado, mas conseguiu de desvencilhar do filho e se trancou no banheiro, pedindo socorro em seguida.

Na noite de sexta-feira, dia 31 de janeiro, LEONARDO passou por maus bocados no aeroporto de BRASÍLIA. Pego pela Polícia Federal com 22 cartuchos de munição calibre 22, o cantor foi detido em uma sala até que o registro de ocorrência fosse feito. Ele foi liberado em seguida, depois de pagar uma fiança de 10 mil reais.  

Esta tarde foi marcada pelo fim de um reinado. JUNINHO PERNAMBUCANO se despediu oficialmente da torcida vascaína e, ao se lembrar da carreira, chorou enquanto agradecia ao clube. “Não tenho o que falar, só agradecer, mesmo”. Ele ressaltou que o melhor momento dele foi pelo LYON, da FRANÇA, e a página que faltou na carreira foi ser campeão do mundo. A última partida dele foi no empate contra o SANTOS, por 1 a 1, em novembro de 2013. Agora, cogita virar técnico. “Eu não descartaria isso. Se aparecer a proposta....”.

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, ANDRÉ VARGAS (PT-RS), provocou, repetidas vezes, o presidente do Supremo Tribunal Federal, JOAQUIM BARBOSA, na reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional, hoje. Ao lado do ministro, VARGAS ergueu o punho cerrado, gesto que marcou a prisão dos petistas JOSÉ GENOÍNO e JOSÉ DIRCEU, condenados no mensalão. “Foi o símbolo de reação dos nossos companheiros que foram injustamente condenados. O ministro está na nossa Casa. Na verdade, ele é um visitante, tem nosso respeito, mas estamos bastante à vontade para cumprimentar do jeito que a gente achar que deve”, afirmou. BARBOSA não comentou.

A espera de ser preso, o deputado federal JOÃO PAULO CUNHA, do PT paulista, almoçou hoje com militantes do PT e da CUT em um acampamento montado no gramado em frente ao STF. As barracas foram instaladas em novembro para protestar contra as condenações dos petistas no julgamento do mensalão. O presidente do STF, JOAQUIM BARBOSA, reassumiu a presidência da Corte hoje, mas não assinou o mandado de prisão contra JOÃO PAULO, como se previa. O ex-presidente da Câmara dos Deputados vai cumprir pena de seis anos e quatro meses.  

O cineasta WOODY ALLEN respondeu à carta aberta de sua filha adotiva, DYLAN FARROW, na qual a jovem descreve abusos sexuais que teria sofrido dele até os 7 anos. ALLEN afirmou que as acusações são “inverídicas e revoltantes” e lembrou que, em 1992, quando o caso foi levado à policia, as investigações concluíram que não havia evidências suficientes para caracterizar um abuso. O caso voltou à tona no sábado, dia 1º de fevereiro, quando DYLAN, pela primeira vez, tocou no assunto em público, no jornal “THE NEW YORK TIMES”

Ex-nadador e maior campeão olímpico australiano, com cinco medalhas de ouro – três em SYDNEY – 2000 e duas em ATENAS – 2004 – IAN THORPE foi detido pela polícia australiana, segundo noticiou a imprensa local. A emissora ABC afirmou que o ex-atleta estava desorientado e perturbado quando foi encontrado próximo da casa dos pais, em SYDNEY, capital da AUSTRÁLIA. THORPE foi encaminhado para um hospital, onde passará por avaliação médica. Ele tentou retornar às piscinas, em 2011, mas não se classificou para a Olimpíada de LONDRES, no ano seguinte.

2 015    :     -    TERÇA-FEIRA
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-16, o Cel PM 840894-7 Luiz Augusto Goncalves de Aguiar - 49° BPM/M - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-0332/15 - Pr. 5.550.438/15). Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei nº 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 813/96, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 852003-8 Alexandre de Carvalho - 8º BPM/I - Campinas/SP (TLTS e FRCTS DP-0333/15 - Pr. 5.567.899/15).

Uma manhã sossegada. Posso atualizar minhas memórias e estudar casos pendentes da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, como é o caso de novos núcleos que estão para surgir: 1º BPChq "TOBIAS DE AGUIAR" e REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA "9 DE JULHO". Possivelmente, amanhã, surja o Núcleo MMDC "CORONEL ARLINDO DE OLIVEIRA".
Muito calor no deslocamento para a cidade de SÃO PAULO. Vejo que a Fundação dos Bombeiros já cuidou das calhas, colocando-as para fora do prédio que foi sede da Sociedade durante mais de 45 anos. As trincas das paredes também estão sendo consertadas.
Por volta das 14:15 horas estou chegando no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Recebemos a visita de um escritor que quer editar um livro antigo, de 1954: REVIVENDO 32... de JOSÉ DE ASSIS PACHECO, Voluntário do Batalhão "14 de Julho". O prefácio desse livro é de GUILHERME DE ALMEIDA e diz o seguinte:
"Pelos fins do ano passado (1953), uns originais datilografados vieram ter às minhas mãos, inutilmente anônimos. Inutilmente, porque a história, que contavam, era o diário íntimo de um nosso soldado de 32: estava, pois, tacitamente assinada por todos os paulistas de fundamental espírito, origem e ação.
Quem me enviava aquelas folha de papel era, assim, como que um mero copista da quase esquecida epopéia comum. Mas eu quis adivinhar - e adivinhei pelo faro do instinto - entre os milhão de tão diferentes, tão amorfos, tão anestesiados paulistas de hoje, aquele, único, que quis fazer com que todos os seus irmãos de alma e de armas revivessem sua própria glória, no completar quatrocentos anos de sua Cidade heróica. E descobri JOSÉ DE ASSIS PACHECO. E pedi-lhe, com comovido entusiasmo, que publicasse, divulgasse a sua secreta memória: ela teria, pela virtude da legitimidade, o condão da despertar a nossa adormecida de vinte e dois anos.....
Que mais precioso presente de aniversario poderiam ter os verdadeiros paulistas, no 9 de Julho deste ano do IV Centenário, do que a presença de si mesmos nestas tão vividas páginas, que revivem o melhor de sua vida? 
    
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO também vem até o Obelisco. Ele irá providenciar as medalhas MMDC para serem entregues no dia 15 de março, no PARQUE GINO STRUFFALDI. Irá ainda ao gabinete do vereador NELO RODOLFO para tratar da cunhagem da Medalha DRÁUSIO. Estamos pensando seriamente no futuro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com novas medidas que devemos tomar no sentido de sanear males que ainda persistem na instituição. Um dos pontos mais vulneráveis do MMDC é com relação ao tesoureiro. Precisamos de uma pessoa que seja voluntária, honesta, que goste do Ideal de 32 e que tenha tempo para desenvolver o seu cargo, importantíssimo.
LUCAS, filho da MARINEI, em gozo de férias, está conosco. Também passa pelo Obelisco, nesta tarde, o WANDER, marido da nossa secretária.  
O PM PERITO está de serviço nesta tarde. Tanto a MARINEI como o PERITO contam-me que um tenente PM da Unidade encarregada da manutenção do Monumento Mausoléu compareceu hoje neste local para tomar conhecimento do que deve fazer nesse sentido.
Um pouco antes das 16 horas, por causa do rodízio do carro da MARINEI, deixo o Obelisco com ela e com o LUCAS. Eles vão me deixar em casa.

Dois homens foram presos em flagrante no centro da capital, ontem, por fingirem ser policiais civis. A dupla usava o disfarce para roubar lojistas populares, principalmente de origem chinesa. RANIELLE DOS SANTOS, de 32 anos, e LEONARDO DE SILVA DANTAS, de 22, foram detidos na Rua GALVÃO BUENO, na altura do número 500, na LIBERDADE. No endereço, que é próximo de uma delegacia, os farsantes se preparavam para assaltar um comerciante chinês.
"Recebemos informação de que eles se fingiam de policiais para cometer esses delitos há 15 dias. Na última sexta-feira, eles abordaram um comerciante brasileiro", disse o delegado RODRIGO ALASMAR, do 5º Distrito Policial (ACLIMAÇÃO). 
Segundo ele, os ladrões também agiam, sempre em dupla, na região do BRÁS, PARI, CAMBUCI e ACLIMAÇÃO, todas no centro da cidade, que concentram pólos de comércio popular.
A tática era abordar as vítimas com um distintivo falso. Depois disso, a vítima era forçada a entrarem em seus próprios veículos com a dupla e entregar o dinheiro que carregava, oriundo das vendas do dia.
"Eles entravam no carro da vítima e anunciavam o assalto. Tinham informações sobre o cotidiano desses comerciantes, que não usam máquinas de cartões para fazer suas vendas e costumam transportar dinheiro em espécie", disse o delegado responsável pela investigação.

Um escrivão da Polícia Civil e um cabo da Polícia Militar foram presos em flagrante, na noite de ontem, por tentarem extorquir um traficante, que foi mantido refém dentro de um carro. As prisões ocorreram na Avenida DONA BELMIRA MARIN, no GRAJAÚ, zona sul. Foram apreendidos com os policiais dois mil reais, e porções de drogas, com maconha, cocaína e crack, e duas armas.

Moradores da Favela de PARAISÓPOLIS, na zona sul da capital, sofreram hoje com mais um incêndio na comunidade. Ao menos 60 barracos foram destruídos pelas chamas. Segundo o Corpo de Bombeiros, apesar das dimensões grandes do fogo, que atingiu uma área de 600 metros quadrados, ninguém se feriu. Doze caminhões e 45 homens participaram da ocorrência. O incêndio começou por volta das 13:30 horas e só foi controlado mais de duas horas depois. Os bombeiros acreditam que a causa foi um curto-circuito em uma das casas - algumas são de alvenaria. A Defesa Civil fez um levantamento das famílias desabrigadas para encaminhá-las para abrigos municipais. Muitas, no entanto, com medo de ter o terreno invadido, disseram que iriam tentar de acomodar nos vizinhos para iniciar a reconstrução dos seus barracos.

O nível dos reservatórios do SISTEMA CANTAREIRA registrou hoje a primeira alta de 2015. O volume subiu para 5,1% contra 5% de segunda-feira, segundo a SABESP. A ligeira elevação é resultado das chuvas sobre o manancial nos últimos dias. Desde domingo, choveu 23,2 mm no CANTAREIRA, pouco acima da média histórica, que é 21,33 mm.

Em depoimento à Justiça Federal de CURITIBA, JÚLIO CAMARGO, consultor ligado à TOYO SETAL e à CAMARGO CORRÊA, e AUGUSTO RIBEIRO MENDONÇA NETO, proprietário da SETAL, confirmaram que o ex-diretor de Serviços e Engenharia da PETROBRÁS RENATO DUQUE não apenas exigiu propina para assinar contratos entre as empreiteiras e a PETROBRÁS, como afirmou que a prática era "regra do jogo". DUQUE negociava o valor e usava empresas de fachada para receber o dinheiro. O cartel para desviar recursos da PETROBRÁS só se tornou efetivo quando o grupo, inicialmente formado por nove empresas, obteve acordo com DUQUE e PAULO ROBERTO COSTA, da diretoria de Abastecimento.

A circulação de rumores sobre a saída da presidente da PETROBRÁS, MARIA DAS GRAÇAS FOSTER, foi suficiente para fazer disparar as ações da estatal hoje na Bolsa de Valores. As ações preferenciais fecharam em alta de 15,47%, a R$10, e as ordinárias tiveram alta de 14,23%, a R$9,79, segundo dados da BOVESPA. Com isso, a IBOVESPA fechou em alta de 2,76% a 48.963 pontos. Até agora o Planalto se mostrava irredutível em sua decisão de manter GRAÇA no posto. Nesta tarde, a executiva se reuniu com a presidente DILMA ROUSSEFF. No aeroporto de BRASÍLIA, ao embarcar de volta ao RIO, GRAÇA foi lacônica. "A reunião foi boa, como sempre", disse ao jornal "O GLOBO", indagada se estava deixando a estatal, não respondeu e apenas sorriu. O problema da presidente DILMA agora é o momento em que anunciará a decisão. De acordo com interlocutores da petista, há grande pressão do ex-presidente LULA e do ministro da Casa Civil, ALOÍZIO MERCADANTE, para que a saída seja imediata, mas DILMA ainda reluta pela falta de um nome compatível para o cargo. Segundo fontes do Planalto, ficou acertado que GRAÇA e toda a diretoria da estatal ficam no cargo até o fim desde mês. Os ministros da Fazenda, JOAQUIM LEVY, do Planejamento, NELSON BARBOSA e o presidente do Banco Central, ALEXANDRE TOMBINI, além do próprio MERCADANTE, foram incumbidos de buscar nomes no mercado.

No segundo capítulo de uma ofensiva contra o setor empresarial da VENEZUELA, o presidente NICOLÁS MADURO ordenou ontem que uma rede de lojas de alimentos e produtos domésticos com 36 sucursais, acusada por ele de fazer uma guerra alimentar, seja ocupada por autoridades governamentais e seus donos, detidos. A medica aconteceu um dia após a detenção de proprietários da FARMATODO - maior rede privada de farmácias do país - por provocar filas intencionalmente para "irritar o povo venezuelano", segundo o chefe de Estado. O presidente não citou o nome da rede e limitou-se a apontar que é de caráter popular.

O ESTADO ISLÂMICO divulgou um vídeo hoje que mostra o piloto jordaniano MAUAZ AL-KASASBEH sendo queimado vivo. Ele foi capturado no fim de dezembro na SÍRIA e tinha sua libertação condicionada à soltura da mulher-bomba SAJIDA AL-RISHAWL pela JORDÂNIA. Outros dois reféns, os japoneses HARUNA YUKAWA e KENJI GOTO, foram decapitados pelo grupo. A autenticidade do vídeo não havia sido confirmada. Nas imagens, KASASBEH aparece culpando o governo da JORDÂNIA por sua morte. Ele então aparece em uma jaula, com rastros de petróleo e é queimado, aos gritos, visto por um esquadrão de fuzileiros.      

2 016      :      -     QUARTA-FEIRA
Finalmente, acontecerá neste 3 de fevereiro a solenidade de aniversário do CPA/M-1, que fora marcada para o dia 22 de janeiro e adiada por motivos dos movimentos de rua naquela data.
MARINEI CHALUB passa em casa por volta das 8 horas e vai me deixar na Rua VERGUEIRO, 363, onde se situa o CPA. Depois, vai para o Obelisco, onde ainda está expedindo os boletos referentes ao primeiro trimestre de 2016. Muita gente está atrasada com os pagamentos e a Sociedade trabalha no vermelho, coisa que não pode acontecer.
Sou recepcionado pelo CORONEL PM LUÍS HENRIQUE DI JACINTHO SANTOS, Comandante do CPA/M-1 e seus oficiais. Encontro-me com os outros oficiais indicados para serem agraciados com a MEDALHA DRÁUSIO nesta manhã. Está conosco o DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, que foi Comandante do CPA/M-1 e Comandante Geral da Corporação.
Preside a solenidade o SubCmt Geral, CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA. No palanque estão comigo também o FERNANDO MORENO, Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, AMADO RÚBIO e MARCELO COVATS. Sinto a falta do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e de outros membros da diretoria do MMDC.
Após as palavras do Comandante do CPA/M-1, alusivas ao aniversário da Unidade, procede-se a entrega da MEDALHA DRÁUSIO. São condecorados:   
1.1. Cel PM Francisco Alberto Aires Mesquita;
1.2. Cel PM Audi Anastácio Félix;
1.3. Cel PM Ieros Aradzenka;
1.4. Cel PM Gilberto Tardochi da Silva;
1.5. Cel PM Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli;
1.6. Cel PM Nivaldo Cesar Restivo;
1.7. Cel PM Celso Luiz Pinheiro;
1.8. Cel PM Dimitrios Fyskatoris
1.9. Cel PM Rogério de Oliveira Xavier;
1.10. Cel PM Humberto Gouveia Figueiredo;
1.11. Cel PM Sérgio Felleto;
1.12. Cel PM Ernesto Púglia Neto;
1.13. Cel PM Roberto Rodrigues Junior;
1.14. Cel PM Luis Henrique Di Jacintho Santos;
1.15. Ten Cel PM Henrique Motta Neves;
1.16. Ten Cel PM Francisco Alves Cangerana Neto;
1.17. Ten Cel PM André Luis de Oliveira;
1.18. Ten Cel PM Márcio Streifinger;
1.19 Maj PM Cicero da Silva Pires;
1.20. 1º Ten PM Renato Souza Machado;
1.21. 2º Ten PM Írio Trindade de Jesus;
1.22. 1º Sgt PM Jonas Siqueira de Oliveira;
1.23. 1º Sgt. PM Gerusa Gonçalves Gino
1.24 Cb PM Edson de Melo da Silva;
1.25. Cb PM José Luiz Pereira Leite;
1.26. Cb PM Marcelo de Souza Silva;
1.27. Cb PM Edmilson dos Santos Elizeu
1.28. Dr. Luiz Eduardo Vitagliano
1.29. Sr. Luciano Martins Farias;
1.30. Sr. Pedro Matizonkas Neto;
1.31. Sra. Vilma Peramezza;
1.32. Sra. Marta Lilia Porta Campoamor Regairás;
1.32. Sr. Mituru Korara Takarabe.
Após o desfile da tropa, vamos para o Salão Nobre a fim de inaugurar uma placa alusiva à inauguração da UIS-CENTRO e também o retrato do CORONEL PM CELSO LUÍS PINHEIRO, Comandante anterior do CPA/M-1 e atual Comandante da Academia Militar do Barro Branco.
O CORONEL PM ROGÉRIO DE OLIVEIRA XAVIER assim se expressa no FACEBOOK:
Com muito orgulho, recebi nesta manhã, no pátio do Comando de Policiamento de Área / Metropolitano-1, região central da Capital, onde iniciei minha carreira como Aspirante a Oficial, a Medalha Dráusio Marcondes de Souza, outorgada pela Câmara Municipal de São Paulo e pela Sociedade Veteranos de 32 - MMDC.
Dráusio Marcondes de Sousa (22Set17 — 28Mai32) era paulista, estudante e ajudante de seu pai na farmácia da família. Com apenas catorze anos de idade, participou do megacomício (estimado em 200 mil pessoas) ocorrido no dia 23 de maio de 1932, na Praça da República, centro de São Paulo, que exigia o fim dos desmandos do "Governo Provisório" e uma nova Constituição para o Brasil. Num ato de covardia de partidários da ditadura Vargas, que dispararam contra a multidão, Dráusio foi gravemente ferido a tiros, juntamente com outros 3 jovens (Martins, Miragaia, e Camargo) e, apesar dos cuidados que recebeu, acabou falecendo no dia 28 de maio. 
Dráusio era o mais jovem dos quatro manifestantes que foram mortos na Praça da República. O inconformismo do povo de São Paulo deu origem à emblemática sigla M.M.D.C. (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), que se tornou o símbolo da Revolução Constitucionalista, iniciada no dia 9 de julho de 1932, e inscreveu os nomes dos 4 jovens heróis paulistas no Livro dos Heróis da Pátria.
Em seu leito, Dráusio pronunciou suas últimas palavras: "Eu estava destinado para este sacrifício. Se mil vidas tivesse, todas elas daria pela nobre causa da libertação da terra que me viu nascer."
Agradeço as emoções deste dia ao Coronel Mario Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32- MMCD, e ao meu amigo, irmão, padrinho e afilhado, o Coronel Luis Di Jacintho Santos, Comandante do CPA/M-1 pela deferência desta honraria.

Vou deixar o CPA/M-1 por volta das 11:45 horas. Pelo celular, MARINEI CHALUB dá a notícia da morte do Professor OSMAR GARCIA STOLAGI, da Associação Comercial, Distrital do IPIRANGA, nosso companheiro do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. O enterro será às 14 horas, no Cemitério da VILA MARIANA. Compareço à Caixa Econômica Estadual, agência situada na Avenida Liberdade. Ali me encontro com o funcionário MAURO, conforme tínhamos combinado ontem. Vamos almoçar num restaurante bem próximo dessa agência e acertar detalhes com relação ao nosso amigo MAURÍCIO, que não pode almoçar  conosco. Antes de me dirigir ao Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, passo pela agência do BANCO DO BRASIL, que fica no Corpo de Bombeiros.
Um tremendo calor de 36 graus vai me castigar um bocado até atingir o Obelisco. Nossa funcionária cuida dos boletos. A Sociedade precisa sair do déficit de caixa, algo muito ruim.  
Nosso Associado SCALISE vem nos visitar nesta tarde. Ele teve problemas na coluna cervical, mas agora está bem.
Por volta das 16 horas, deixamos o Obelisco. Noto que MARINEI está extremamente cansada. Ela me transporta até minha residência.

Durante o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff na televisão foram registrados vários panelaços pelos Brasil - mesmo que o discurso não tenha sido sobre política ou economia. Em Belo Horizonte, moradores de bairros como Serra, São Pedro, Funcionários, Gutierrez e Centro protestaram com apitos, panelas e luzes piscando nos prédios. Também houve manifestação em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Em sua fala, a presidente pediu que os brasileiros se unam ao governo no combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor do zyka vírus. "Convoco cada um de vocês para lutarmos juntos contra a propagação do mosquito transmissor do vírus zyka. Este vírus, de presença recente no Brasil e na América Latina, deixou de ser um pesadelo distante para se transformar em ameaça real aos lares de todos os brasileiros", afirmou.
Dilma lembrou que esse vírus não tem nacionalidade e, quando acomete mulheres grávidas, pode comprometer o desenvolvimento do cérebro do feto, causando a microcefalia. Por conta disso, ela se dirigiu às mulheres brasileiras, principalmente às mães e futuras mamães. “Faremos tudo, absolutamente tudo, que estiver ao nosso alcance para protegê-las. Faremos tudo para apoiar as crianças atingidas pela microcefalia e suas famílias”.

A Prefeitura suspendeu todas as fiscalizações para flagrar motoristas que usam o aplicativo UBER no transporte remunerado de passageiros. A decisão foi comunicada hoje pela administração FERNANDO HADDAD, um dia depois de o Tribunal de Justiça de São Paulo determinar, por liminar, que o serviço é legal e não contraria as regras impostas aos táxis pelo município". "Não pode mais, né (fiscalizar o UBER)? Não pode mais apreender", confirmou o secretário municipal de Transportes, JILMAR TATTO. Ele adiantou também que a Prefeitura vai checar se, juridicamente, pode liberar os veículos do UBER apreendidos em blitze anteriores.
O anúncio foi feito em meio a um clima de guerra. Hoje, mensagens gravadas circularam pelas redes sociais com ameaças de taxistas, que "prometem queimar carros pretos amanhã e até parar o Aeroporto de CONGONHAS, como protesto contra o UBER.
Nesta noite, a Polícia Civil fez uma série de ações na capital para tentar flagrar taxistas armados.

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas após uma batida entre dois ônibus municipais nesta tarde, na Avenida WASHINGTON LUÍS, no CAMPO BELO, próximo ao Aeroporto de CONGONHAS. O motorista do ônibus que ia na frente contou ter sido fechado por um carro-forte, que saiu da Rua SEBASTIÃO PAES e o obrigou a fazer uma manobra brusca na frente do outro coletivo. Quatro ambulâncias do SAMU e dez do Corpo de Bombeiros foram acionadas. As vítimas acabaram colocadas em macas e levadas para hospitais da região. Um dos feridos é motorista de um dos ônibus.

Um incêndio nesta madrugada destruiu parte do acervo da Cinemateca Brasileira, na VILA CLEMENTINO, zona sul. Não houve feridos, mas cerca de 500 obras foram destruídas.
O local do incêndio atingiu uma das quatro câmaras do acervo, que armazenava rolos de filmes e ficava em um galpão nos fundos, longe da área de exposição.
OLGA FUTEMMA, diretora da Cinemateca, afirmou que o local não tem seguro, nem alvará dos Bombeiros. Também afirmou que existem cópias dos rolos perdidos. E sustenta que, possivelmente, todo o acervo da instituição está preservado.
Esta é a quarta vez que a Cinemateca pegou fogo. A primeira foi em 1957, quando a sede ficava na Rua 7 de Abril, no centro.

Se a primeira impressão é a que fica, a torcida do SÃO PAULO pode esperar por seis meses de alegrias com CALLERI. Logo em sua estreia pelo TRICOLOR, hoje, no Estádio MANSICHE, em TRUJILLO, no PERU, o argentino marcou um belo gol no 1 a 1, com o CÉSAR VALLEJO.
O tento de cobertura do camisa 12 deixou o time do MORUMBI em situação confortável na Pré-Libertadores.
O jogo de volta será na quarta-feira, no PACAEMBU. Diante de sua torcida, o TRICOLOR pode empatar por 0 a 0 que garante a vaga à fase de grupos.

"Tá tranquilo, tá favorável". É no ritmo de funk do McBIN LADENque GABIGOL garantiu a primeira vitória do SANTOS no PAULISTÃO ao derrotar a PONTE PRETA, hoje, por 2 a 0, no MOISÉS LUCARELLI, em CAMPINAS. Ainda longe de repetir as atuações da última temporada, o PEIXE contou com o talento do atacante para garantir os três pontos fora de casa. Ele deu assistência para o primeiro gol, de RICARDO OLIVEIRA, e, depois, ampliou a vantagem no placar. Na estreia, contra o SÃO BERNARDO, o camisa 10 já havia balançado a rede no empate em 1 a 1, na VILA BELMIRO.
Com dois gols de ROGER, o RED BULL conquistou a primeira vitória no PAULISTÃO. Fora de casa, a equipe bateu o CAPIVARIANO por 2 a 0 e assumiu a liderança do Grupo D, com quatro pontos conquistados.
Em ITU, jogando em casa, o ITUANO saiu atrás do placar, mas conseguiu arrancar o empate em 1 a 1 com o LINENSE. A partida reeditou a decisão da COPA PAULISTA do ano passado. O LINENSE é o líder do Grupo 1, com quatro pontos. O ITUANO está em 4 no Grupo B, com apenas um.    

2 017    :     -      SEXTA-FEIRA
Está marcada para às 10:30 horas a posse do CORONEL MÁRIO DE SOUZA ROSAS FILHO na diretoria do HOSPITAL MILITAR DA AREA DE SÃO PAULO. Ele vai substituir o CORONEL SÉRGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI. Combinei com o WILLIAM MASCARENHAS o horário das 9 horas, no quartel central dos bombeiros, para irmos ao HM.
Pela manhã, em minha biblioteca, faço a atualização do dia 3 de fevereiro. Saio de casa às 7:30 horas e, um pouco antes das 9 horas, vamos encontrar o WILLIAM com ROSEMARY FERNANDES, que está guiando o carro que vai nos levar até o HMASP. O WILLIAM teve sua infância na VILA MONUMENTO e seu pai era muito amigo do GENERAL VARANDAS, que foi Diretor do HMASP por duas vezes. Na segunda vez ele morreu no exercício do cargo e, conta o WILLIAM, que seu pai assistiu os últimos momentos do GENERAL VARANDAS.
WILLIAM encontra-se com FRANCISQUETTI, exímio pintor, que fez o quadro do MARECHAL MASCARENHAS, avô do WILLIAM. FRANCISQUETTI é nosso conhecido de outras solenidades. Ele tem comum comigo o fato de ter nascido em POÁ. Lembramos dos cinemas MODERNO, COLONIAL, JÓIA da nossa cidade. Também são lembradas pessoas que foram nossas conhecidas nas terras poaenses.
No HOSPITAL MILITAR, vamos encontrar muita gente conhecida, inclusive os coronéis que são as figuras principais de hoje: o CORONEL SÉRGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI e MÁRIO DE SOUZA ROSA FILHO, que passam e recebem a diretoria do HMASP.
O GENERAL JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS, Chefe do Departamento de Ensino e Cultura do Exército, que já foi Comandante do Exército Sudeste, vai presidir a solenidade. Estão presentes os GENERÁIS-DE-DIVISÃO DÉCIO LUÍS SCHONS (Comandante da 2ª Divisão de Exército) e ANTONINO DOS SANTOS GUERRA (Comandante da 2ª Região Militar) e GENERAL-DE-BRIGADA CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ, de CAMPINAS.
O CORONEL Méd PM ROBERTO RODRIGUES JÚNIOR, Chefe do Centro Médico da PMESP, acompanhado de vários oficiais médicos, fazem-se presentes a esta cerimônia. Eles fazem questão de mostrar a barreta da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, que receberam no ano passado. O CORONEL Méd PM ROBERTO marca comigo a data de 7 de abril para a entrega da MEDALHA DRÁUSIO, no CENTRO MÉDICO.
Vão tirar várias fotos do evento o CLÓVIS e a ORÍTIA ABREU SERAFIM. Conversamos com dezenas de oficiais do Exército e assistimos a inauguração do quatro do CORONEL Méd SÉRGIO DOS SANTOS SZELBRACIKOWSKI, na galeria dos Diretores do HMASP.
Temos a passagem da Diretoria presidida pelo GENERAL-DE-DIVISÃO ANTONINO DOS SANTOS GUERRA.
O vereador TARCÍSIO, sargento reformado do Exército, encontra-se presente na solenidade. Ele diz que haverá uma entrega da Medalha VISCONDE DO PORTO SEGURO no próximo dia 17, em SOROCABA. Estou na lista dos condecorados.  Conversamos sobre o Núcleo MMDC da cidade de OLÍMPIA, onde ele é vereador. É ideia dele criar um núcleo em OLÍMPIA e está nomeado presidente desse núcleo em formação.
WILLIAM e ROSEMARY FERNANDES vão deixar o CLÓVIS e eu numa estação do metrô. Na SÉ, o CLOVIS vai em direção ao JABAQUARA e eu pego o trem que vai me deixar na ARMÊNIA. Mas, dado o horário, ainda compareço no Corpo de Bombeiros da SÉ, na FUNDABOM e vou chegar no MUSEU MILITAR quase às 15 horas. MARINEI vai ensinando o GABRIEL, seu filho, no serviço da Sociedade Veteranos de 32-MMDC onde ele começou a trabalhar a partir do dia 1º de fevereiro. O GABRIEL fez um estágio no TJM no ano passado e pretende prestar exame para ingresso na PMESP, no próximo domingo. Vai continuar estudando, mas prestará serviço na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.      
Pelo celular, no whatspp, o MAGALHÃES envia uma mensagem aos presidentes de núcleos no sentindo de evitar a inadimplência dos associados do MMDC. Muito útil o que ele escreveu. Nesta noite, conversando, via celular, com o RODRIGO, foi idealizado um folder onde as premissas do MAGALHÃES irão ser colocadas. O folder será distribuído nas solenidades.

O PSOL e o PT informaram hoje que vão apresentar ações na Justiça Federal para anular a nomeação de MOREIRA FRANCO para o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Os partidos destacaram que a medida lhe garante foro privilegiado. Com isso, eventuais investigações contra ele baseadas na delação da ODEBRECHT só poderão tramitar no Supremo Tribunal Federal, evitando que seja julgado por juízes de primeira instância, como SÉRGIO MORO, responsável pela OPERAÇÃO LAVA JATO. MOREIRA FRANCO é um dos aliados mais próximos do presidente MICHEL TEMER.
O PSOL cita decisão tomada em março do ano passado pelo ministro GILMAR MENDES, do STF. Ele anulou a nomeação do ex-presidente LULA para ministro da CASA CIVIL, feita pela então presidente DILMA. Com isso, os processos contra LULA deveriam sair de MORO e passar para o STF. Segundo GILMAR, DILMA cometeu “desvio de finalidade” e “fraude à Constituição” ao nomear LULA para o cargo. Segundo ele, o propósito foi claro no sentido de conferir foro especial ao ex-presidente e, com isso, atrasar as investigações contra ele.
“O Judiciário tem que buscar a simetria em suas decisões. Se a decisão do STF valeu no passado, o lógico seria MOREIRA não poder ser nomeado agora”, disse em nota o líder do PSOL, na Câmara, deputado GLAUBER BRAGA. A ação do partido será apresentada na segunda-feira.
O PT também citou o episódio, embora com menos detalhes. “Quando a presidente DILMA nomeou LULA ministro da CASA CIVIL, em 2015, os golpistas do Congresso Nacional, do Poder Judiciário e a mídia hegemônica reagiram com virulência, alegando que o ato representava uma forma de assegurar foro privilegiado a LULA, que, diga-se por oportuno, não assumiu o cargo. Agora, quando o ilegítimo MICHEL TEMER, dois dias após a homologação das delações da ODEBRECHT, recria um ministério e nomeia o senhor MOREIRA FRANCO como ministro da Secretaria Geral da Presidência, o que se observa é o estridente silêncio dos que criticaram e atacaram LULA e DILMA”, diz trecho de nota do senador PAULO ROCHA, com críticas ao Congresso e à imprensa. Segundo ele, a ação do PT será apresentada pelos líderes do partido na Câmara e no Senado.
A nomeação de MOREIRA FRANCO foi criticada não apenas pela oposição, mas também pelo líder do DEM no Senado, RONALDO CAIADO. O DEM faz parte da base aliada, mas CAIADO já fez críticas duras ao governo antes. Ele considerou um “erro grave” a ida de MOREIRA FRANCO para o ministério e anunciou que vai trabalhar contra a aprovação da medida provisória que lhe dá status de ministro.
“É condenável esse tipo de prática. Se fosse deslocado para um ministério, não haveria problema. Mas, se criar um ministério, é de uma infelicidade impar. Fica com cara de esperteza. Vou atuar contra a aprovação dessa Medida Provisória. TEMER errou feio”, disse CAIADO, comparando a ação do presidente à de DILMA, que, segundo ele, criava ministérios para garantir foro privilegiado a aliados.
A delação dos 77 executivos e ex-executivos da ODEBRECT está sob sigilo, mas alguns trechos vazaram. O ex-executivo PAULO CESENA relatou que MOREIRA pediu e recebeu quatro milhões de reais em 2014 em nome do PMDB. Ele afirmou que o pagamento foi com o objetivo de ter livre acesso a MOREIRA, que na época era ministro da Secretaria da AVIAÇÃO CIVIL, tendo papel central na concessão dos aeroportos. CLÁUDIO MELO FILHO, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da ODEBRECHT, também relatou pagamento de propina para vários políticos, entre eles MOREIRA FRANCO. O ministro nega.
O anúncio da recriação da Secretaria-Geral foi feito na última quinta-feira. MOREIRA FRANCO tomou posse hoje. Após a cerimônia, ele negou que a sua promoção ao primeiro escalão do governo tenha como objetivo protegê-lo de eventuais investigações.    

A defesa de EIKE BATISTA alegou à Justiça que as notícias sobre uma possível delação premiada colocam a vida do empresário em risco na cadeia e pediu, novamente, a revogação da prisão preventiva ou a substituição pela prisão domiciliar. Na quarta-feira, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região já havia negado uma liminar que solicitava um habeas corpus para EIKE. O mérito do caso ainda será analisado. Desta vez, o pedido de revogação foi enviado para a 7ª Vara Federal Criminal, na primeira instância. O empresário está preso desde segunda-feira. Ele é acusado de ter pago 16,5 milhões de dólares em propina ao ex-governador SÉRGIO CABRAL, também preso.

O publicitário FRANCISCO DE ASSIS NETO, ex-assessor de SÉRGIO CABRAL, foi preso hoje ao desembarcar no Aeroporto do GALEÃO, conforme noticiou o site G1. Ele era considerado o último foragido da OPERAÇÃO EFICIÊNCIA, que investiga o esquema de lavagem de dinheiro e recebimento de propina comandado pelo ex-governador do RIO. Segundo o Ministério Público, ele recebeu 7,7 milhões de reais.

Avassalador. O SANTOS começou o PAULISTÃO com ótima exibição na VILA. Cruel e efetivo diante de um fraco LINENSE, o time comandado por DORIVAL JÚNIOR aplicou 6 a 2 nesta noite. RODRIGÃO fez dois e LUCAS LIMA, ARTHUR GOMES, VITOR BUENO e THIAGO marcaram um cada. Se é cedo para falar em favoritismo, foi, ao menos, um belo cartão de visitas. THIAGO SANTOS e GABRIELZINHO descontaram.  Uma queima de fogos de quase dez minutos tomou conta do estádio, em parte da cerimônia de abertura organizada pela Federação Paulista. Presságio para um jogo bonito.

Desde o dia 24 internada, a ex-primeira dama MARISA LETÍCIA LULA DA SILVA, de 66 anos, morreu no Hospital SÍRIO LIBANÊS. Ela teve sua morte cerebral confirmada pelos médicos após passar por dois exames hoje.
MARISA foi internada após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico provocado pelo rompimento de um aneurisma. Para cumprir com o protocolo, os doutores fizeram dois testes: um às 12:05 e outro às 18:05 horas. Eles confirmaram sua morte.
A ex-primeira-dama já havia passado por diversos exames. No entanto, na quarta-feira o quadro piorou e o cardiologista ROBERTO KALIL FILHO, responsável pelo atendimento no hospital, informou que seu estado de saúde era “irreversível”. De acordo com o médico, a pressão intracraniana e a inflamação no cérebro tinham aumentado.
Sendo assim, o ex-presidente LULA, marido de MARISA, informou em um post de uma rede social a autorização da doação de órgãos. Dezenas de políticos e sindicatos prestaram sua solidariedade nos últimos dias.
O presidente MICHEL TEMER decretou luto oficial por conta da morte de MARISA e prestou condolências a LULA.
MARISA nasceu em SÃO BERNARDO DO CAMPO, na região do ABCD, e conheceu LULA em 1974 no Sindicato dos Metalúrgicos, em SÃO BERNARDO. O casal teve três filhos.
Foi responsável por organizar um protesto para denunciar a prisão do marido em 1980. Participou também da criação do PT. Depois de dedicou à campanha de LULA para presidência do país tanto nos comícios e também sozinha, pedindo votos. Era conhecida também pelos amigos e familiares como “sangue quente”.
O velório está marcado para amanhã, das 9 às 15 horas, no Sindicato dos Metalúrgicos, na Rua JOÃO BASSO, 231, em SÃO BERNARDO DO CAMPO.

No fim da noite de quinta-feira, o presidente MICHEL TEMER visitou LULA, no hospital SÍRIO LIBANÊS, onde estava internada sua esposa MARISA. Antes disso, o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, antecessor de LULA, também prestou solidariedade.
Abatido, LULA recebeu amigos, família e dezenas de políticos nos últimos dois dias em que acompanhava a internação de MARISA. O ex-presidente JOSÉ SARNEY também prestou condolências.
Hoje, a ex-presidente DILMA também foi visitar LULA. Sem chamar atenção, ela entrou na unidade pela garagem, sem ser notada pela imprensa. Almoçou com o amigo de partido e ficou lá até o fim do dia. O petista ficou conhecido por ajudar DILMA na conquista da presidência em 2010.
Também hoje, LULA recebeu a visita do ex-ministro CIRO GOMES junto do ex-governador do CEARÁ, CAMILO SANTANA.
“É um momento muito sofrido mas ao mesmo tempo LULA se demonstra preocupado com os filhos e com o futuro do BRASIL”, disse GOMES à imprensa após sair do hospital.
Além da presença de políticos e familiares, dezenas de militantes do PT estiveram em frente ao hospital e fizeram novenas pela vida de MARISA. Eles acompanharam quase todo o período de internação da ex-primeira-dama na região central da capital.    

Nenhum comentário: