quinta-feira, 30 de março de 2017

29 DE MARÇO DE 2017 - QUARTA-FEIRA


Resultado de imagem para JUIZ SÉRGIO MORO CONDECORADO COM A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA






SOMOS MORO !!!!


DIA   V I N T E    E    N O V E    DE    M A R Ç O   DE    2017    -    QUARTA-FEIRA.
80 anos, três meses e dois dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
DIA 264º DO ANO 67º - MÊS 9º
87 anos e 297 dias na PMESP.
58 anos e 48 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 21 089 dias – 502 508 horas.
53 anos e 205 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
29 anos e 18 dias da Promoção ao Posto de Coronel – 348 dias e 18 dias.
11 141 DIAS – 25 ANOS E 106 DIAS NA RESERVA.
5 anos e 266 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 325-666 464                        11 141 -260 932                                  10 867-254 508.
DIA DE SANTO EUSTÁQUIO. Foi discípulo e sucessor de SÃO COLUMBANO, como abade do MOSTEIRO DE LUXEIL, no qual viviam 600 monges. Defendeu esses monges, ameaçados de expulsão, e restaurou a disciplina monástica. Estabeleceu o coro perpétuo com mais de 600 monges que cantavam sem cessar louvores ao Senhor. Depois, fundou o Mosteiro de BREGENTZ com SÃO GAL e SÃO COLUMBANO, na SUÍÇA. Viveu no fim do século VI e morreu com 60 anos, em 629.

DIA DOS JOVENS E DOS MÁRTIRES (TAIWAN)
ANO NOVO MUÇULMANO (INDONÉSIA)

467 a. da cidade de SALVADOR, fundada em 29 de março de 1550. THOMÉ DE SOUZA fundou a cidade de SALVADOR, uma das mais antigas do BRASIL. Criada para ser a capital da colônia, permanecendo assim até 1763, SALVADOR é hoje uma das principais cidades brasileiras, palco das mais agitadas festas populares, como o carnaval da BARRA.
322 a. da cidade de CURITIBA, fundada em 29 de março de 1695.
225 a. morre GUSTAVO III, rei da SUÉCIA, em 29 de março de 1792.
215 a. nasce JOHANN MORITZ RUGENDAS em 29 de março de 1802. Falece no dia 29 de maio de 1858, em WEILHEIM, vítima de um ataque cardíaco, nos braços de uma jovem noiva. Durante quase duzentos anos, ininterruptamente, quatro gerações de pintores RUGENDAS haviam honrado sua cidade natal, AUGSBURGO, e conseguido fama em toda a ALEMANHA, principalmente pela apurada técnica demonstrada em pinturas de cunho histórico e de batalhas. Iniciada por GEORG PHILLIP I (1666-1742), que foi diretor do MUSEU DE AUGSBURG, continuada pelo seu filho JOHANN LORENZ I e por seu neto JOHANN LORENZ II, diretor da Escola de Belas Artes da cidade, a dinastia teria seu expoente máximo no bisneto JOHANN MORITZ (filho de JOHANN LORENZ II), reconhecido hoje como o “maior pintor romântico da AMÉRICA. Rompendo as barreiras da acomodação burguesa que a reputação sólida da família granjeara, aos 19 anos, o jovem RUGENDAS se lançaria à aventura da descoberta do NOVO MUNDO e gastaria quase 20 dos 56 anos que lhe seriam dados viver em extensas e fadigosas viagens pelos países da América Latina, de norte a sul. Deixou uma obra catalogada de mais de seis mil itens, entre desenhos (cerca de cinco mil), esboços e quadros a óleo – fora um grande número de obras dispersas e perdidas. O tempo que passou viajando pelo BRASIL foi relativamente curto, em relação ao gasto em outros países – de 1822 a 1825 (com a expedição LANGSDORFF) e de 1845 a 1846. Mas foi o suficiente para fazê-lo amar de paixão o País e retratá-lo tanto no seu aspecto paisagístico quanto no populacional. Ao voltar à EUROPA em 1825, desligando-se da Expedição, carregava consigo cerca de quinhentos desenhos e seus apontamentos de viagem. No mesmo ano realizou em PARIS uma importante exposição, que muito serviu para a divulgação do nosso País. De 1835 a 1837 o seu livro VOYAGE PITTORESQUE DANS LE BRÉSIL contendo texto e cem ilustrações seria lançado em fascículos, na FRANÇA e na ALEMANHA, com enorme sucesso. No BRASIL, porém, somente um século mais tarde ele seria traduzido, por SÉRGIO MILLIET, e lançado pela Livraria MARTINS EDITORA, em 1941.   
159 a. inauguração da primeira seção da primeira estrada de ferro que operou no BRASIL, chamado “FERROVIA DE DOM PEDRO II”, em 29 de março de 1858.
152 a. governo paraguaio declara guerra à ARGENTINA, no dia 29 de março de 1865, em um texto que o governo recebe em 3 de maio.
139 a. nasce MANUEL DE LA PARRA, poeta mexicano, em 29 de março de 1878.
127 a. assinatura do protocolo da Conferência de BERLIM, pelo qual se estabelece na ALEMANHA o descanso dominical, em 29 de março de 1890.
122 a. nasce ERNST JUNGER, escritor e filósofo alemão, em 29 de março de 1895.
120 a. Tendo o doutor CHAVES RIBEIRO, inspetor sanitário de SÃO CARLOS DO PINHAL, proibido a permanência de cocheiros no perímetro urbano, os cocheiros declararam-se em 29 de março de 1897 em greve, impedindo agressivamente que trabalhassem os que não eram solidários com eles.
119 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 29 de março de 1898: há dias foi visto o professor público de PORTO FERREIRA a dar fortes palmatoadas em um aluno, em uma lição de taboada. Com vistas ao conselho superior de instrução.
Ontem correu, com certa insistência, o boato de que o governo federal estava tratando de contrair um empréstimo de doze milhões de libras esterlinas, dando em garantia as rendas das alfândegas e as estradas de ferro da União não arrendadas.
Diz telegrama que apareceu em ARARAQUARA a febre amarela. O governo do Estado deve ter tomada hoje todas as providências.
RIO – o doutor RUY BARBOSA vai publicar em folhetos o discurso que leu perante o Supremo Tribunal, em favor do hábeas-corpus impetrado para os desterrados políticos. O discurso vai ser profusamente distribuído.
O doutor MELLO MATTOS, advogado em nosso foro, apresentou ao doutor GODOFREDO CUNHA, juiz seccional nesta cidade, uma petição para justificação de que os desterrados políticos estão, por determinação do governo, em presídio comum.
Está grassando no PARAGUAI a epidemia da lepra. 
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 29 de março de 1899: sabemos que apareceram no juízo federal de SÃO PAULO notas falsas de 20 réis, iguais às emitidas pelo Tesouro Nacional, de muita perfeição como trabalho de desenho assim como impressão. As notas de 20 réis ainda não tinham sido falsificadas, mas como as coisas andam difíceis, os falsários e passadores aproveitam qualquer quantia. Todo o cuidado é pouco. À noite as notas de 20 réis são recebidas sem dificuldade. Aí fica o aviso.
Foi prorrogado até 15 de abril próximo o pagamento boca de cofre, do imposto de indústrias e profissões, ficando mantido para os que pagaram o imposto até aquela data, e o direito à dispensa do pagamento de multa e ao abatimento de 15%.
Sabe-se que perigosa quadrilha está praticando audaciosamente suas ações nesta capital. A quadrilha foi descoberta pelo SARGENTO TAVARES, do 3º Batalhão, que apesar dos esforços que tem empregado, só insucessos tem obtido, devido a causas acidentais.
Por engano noticiamos ontem que houve conflito em AVARÉ. O telegrama que o doutor chefe de polícia recebeu, veio de FAXINA, comunicando ser na cidade de ITARARÉ.
Em grupos políticos, fala-se que o nome do doutor JOÃO ÁLVARES RUBIÃO JÚNIOR será apresentado para ser eleito presidente da Câmara dos Deputados do Estado.
O doutor ALMEIDA E SILVA, chefe de polícia, atendendo as reclamações da imprensa, está organizando um plano de policiamento da capital.
O TIMES declara que vinte mil ingleses residentes no TRANSWAAL reclamam a intervenção do governo nos seus negócios, naquele país.  
112 a. nasce NELSON FERNANDES, em SANTA RITA DO PASSA QUATRO, no dia 29 de março de 1905. Falece em SÃO PAULO no dia 22 de abril de 1951. Foi deputado estadual em 1947/51), onde chegou a ser presidente interino. Foi o responsável pelo fechamento do comércio aos domingos, em benefício dos empregados. Autor do plano de reforma e adaptação do antigo prédio do Palácio das Indústrias no PALÁCIO 9 DE JULHO, no PARQUE D. PEDRO II, então sede da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO, em 1947.
110 a. nasce o compositor CARLOS ALBERTO FERREIRA BRAGA, mais conhecido pelo apelido de BRAGUINHA, em 29 de março de 1907. Filho do gerente da fábrica de tecidos CONFIANÇA, ele começou a gravar cedo, contra a vontade do pai, numa época em que artistas eram vistos com preconceito pela sociedade – razão pela qual ele adotou o pseudônimo JOÃO DE BARRO. Sua primeira canção, VESTIDINHO ENCARNADO, foi composta aos 16 anos. Mesmo sem ter estudado música ou tocar um instrumento, ele insistiu na carreira de músico, abandonando os estudos de arquitetura. Compôs mais de 400 músicas, entre elas marchinhas carnavalescas de grande apelo popular como CHIQUITA BACANA e YES, NÓS TEMOS BANANA, além de trilhas de filmes. No cinema, além de trabalhar como compositor e diretor, atuou como roteirista de filmes, destacando-se BANANA DA TERRA (1938), em que teve como parceiro de argumento o ator e compositor MÁRIO LAGO. BRAGUINHA também assinou as versões dubladas dos temas musicais dos desenhos animados de WAL DISNEY, sendo pioneiro na gravação de canções e historinhas destinadas ao público infantil, para o qual criou o selo DISQUINHO, lançando adaptações de clássicos como CHAPEUZINHO VERMELHO e PINÓQUIO.
Empreendedor, BRAGUINHA ocupou cargo de destaque na indústria fonográfica, trabalhando como diretor artístico da COLÚMBIA. Nos anos 1940 e 1950 ele foi responsável pela escolha dos artistas e pelo repertório da gravadora, uma das três maiores do BRASIL na época.
Quem impulsionou a carreira cinematográfica de BRAGUINHA foi o americano WALLACE DOWNEY, diretor de ESTUDANTES (1935). Sua atuação como roteirista é, no entanto, a faceta menos conhecida do artista, que escreveu o argumento e compôs a música desse filme estrelado por CARMEN MIRANDA e acompanhada pelo BANDO DA LUA. BRAGUINHA foi um dos grandes nomes da CINÉDIA, assinando argumentos e roteiros com o médico ALBERTO RIBEIRO, seu parceiro mais constante, também co-autor de canções como SONHOS AZUIS, composta em 1936, um ano antes de CARINHOSO )1937).
O ano mais marcante da vida de BRAGUINHA seria justamente o de seu casamento com ASTRÉIA RABELO CATOLINO, hoje com 94 anos. Nesse mesmo ano ele compôs três marchinhas famosas da MPB: PASTORINHAS (com NOEL ROSAS), TOURADAS EM MADRI e YES, NÓS TEMOS BANANA, manifesto pré-tropicalista regravado por CAETANO VELOSO e usado pelo diretor JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA na histórica montagem de O REI DA VILA. Também em 1938 ele assinou a dublagem do primeiro desenho de longa-metragem da história do cinema, BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, de WALT DISNEY, o que lhe garantiria um contrato para dublar as músicas de outros três clássicos do desenhista e produtor americano: PINÓQUIO (1940), DUMBO (1941) e BAMBI (1942).
Mas BRAGUINHA será mesmo lembrado por CARINHOSO e COPACABANA, suas músicas mais gravadas. CARINHOSO nasceu em 1937 por encomenda da cantora HELOÍSA HELENA, que lhe pediu uma letra para um choro-canção instrumental de PIXINGUINHA. COPACABANA foi composta um ano antes da guerra terminar, em 19443, recebendo uma histórica gravação de DICK FARNEY (considerada precursora da bossa nova) com arranjos do maestro e compositor RADAMÉS GNATALLI, dois nomes projetados pelo BRAGUINHA produtor musical da CONTINENTAL, que substituiu a COLÚMBIA em 1948.
Como diretor artístico do selo, BRAGUINHA teve importância decisiva na carreira de grandes nomes da música brasileira, sendo o principal dele ANTÔNIO CARLOS JOBIM. A SINFONIA DO RIO DE JANEIRO, ambiciosa composição de TOM JOBIM, foi gravada pela primeira vez  por sua iniciativa. BRAGUINHA lançou, além dele, nomes como LÚCIO ALVES, DORIS MONTEIRO, TITO MADI, NORA NEY e JAMELÃO.
BRAGUINHA começou sua carreira no lendário BANDO DE TANGARÁS, ao lado de ALMIRANTE e NOEL ROSA. Foi o primeiro grupo a usar batucada na história do samba com a música NA PAVUNA (anos 1930, quando o samba ainda era visto como divertimento de malandro). Sem alimentar preconceitos musicais, ele transitou pelo samba-canção de inspiração rural (MANÉ FOGUETEIRO) e tentou acompanhar a evolução comportamental da juventude dos anos 1960, compondo músicas como GAROTA SAINT TROPEZ.
No dia 24 de dezembro de 2006, véspera de Natal, morria o compositor BRAGUINHA. O carioca CARLOS ALBERTO FERREIRA BRAGA tinha 99 anos e era autor de mais de 400 canções, como CARINHOSO (com PIXINGUINHA) e AS PASTORINHAS (com NOEL ROSAS). Foi vítima de infecção generalizada. Foi internado no Hospital PRÓ-CARDÍACO, em BOTAFOGO, zona sul, depois de sentir-se mal na noite do sábado, dia 23 de dezembro de 2006. O velório seria na Câmara dos Vereadores, no centro, e o enterro foi realizado no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO. BRAGUINHA teve um “quadro grave de choque séptico de origem urinária” que não respondeu ao tratamento, iniciado já na emergência da instituição.
O jornalista SÉRGIO CABRAL contou que a filha de BRAGUINHA, MARIA CECÍLIA, telefonou para informá-lo sobre a morte e disse que a viúva, ASTRÉIA, de 93 anos, que também tem problemas de saúde, ainda não sabia sequer que o marido tinha sido internado. “Nenhum compositor do mundo teve uma carreira tão longa quanto a de BRAGUINHA. Ele fez parte de uma geração que considero, ao lado da década de 1960, a mais importante da música brasileira. BRAGUINHA foi candor e militante da música brasileira. Ele, até mesmo, foi um dos pioneiros do cinema brasileiro, como roteirista de música, em 1930. Ele fez de tudo. Todo ano, tinha um sucesso. Se há alguém que mereça um prêmio pelo serviço prestado à música brasileira, este é BRAGUINHA”, informou CABRAL.
“O BRAGUINHA é o mais completo compositor brasileiro do século XX. Influenciou várias gerações. Ele começou o século junto com a música e levou a beleza dela até o fim do século. A obra dele é magistral tanto como melodista quanto letrista. Era craque nos dois e teve os maiores parceiros do século, como NOEL ROSA e ARY BARROSO. Viveu bem acompanhado. É uma pena que ele tenha morrido antes de completar 100 anos”, disse emocionado o compositor PAULO CÉSAR PINHEIRO, ao saber da morte de BRAGUINHA.
BRAGUINHA disse: “Nasci no RIO, na GÁVEA, em um dia de Áries, em uma Sexta-Feira da Paixão, ouvindo o ritmo das mairadas da procissão do Senhor Morto. Quem sabe se aquele ritmo não foi a primeira influência rítmica da minha música? As influências melódicas vieram depois. Primeiro as cantigas de ninar de mamãe. Depois, as cantigas de roda. Até os pregões dos vendedores ambulantes devem ter influenciado a minha música. Daí em diante, foi só misturar esses sons com os fatos que vejo, com as notícias que leio nos jornais. O resto fica por conta do meu subconsciente”. “Não faço força para pensar na letra de uma música. Tudo o que fiz e faço vem naturalmente”. “Nunca fui metódico, faço sempre o que tenho vontade de fazer. Vivo o minuto presente como se fosse o último. Sempre”.
As criações inesquecíveis: CHIQUITA BACANA – TURMA DO FUNIL – BALANCÊ – TOURADAS EM MADRI – A MULATA É A TAL – YES, NÓS TEMOS BANANAS – VAI COM JEITO – LINDA LOURINHA – CARINHOSO – A CANOA VIROU – A SAUDADE MATA A GENTE – TWIST NO CARNAVAL – APAGA A VELA – AS PASTORINHAS – COPACABANA – PIRATA DA PERNA DE PAU – UMA ANDORINHA NÃO FAZ VERÃO – MORENINHA DA PRAIA – DEIXA A LUA SOSSEGADA – TEM GATO NA TUBA – ANDALUZIA – CANTORES DO RÁDIO – CADÊ MIMI? – VESTIDINHO ENCARNADO.
109 a. Câmara dos Comuns britânica concede o direito de voto às mulheres em 29 de março de 1908.
106 a. (AMPARO) Sabe-se que as escolas municipais de ambos os sexos de COQUEIROS foram transformados em mistas, sendo a do sexo masculino transferida para o município de AREIA BRANCA, conforme notícia no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 29 de março de 1911.
105 a. Será inaugurado em VENEZA o novo campanário da basílica de SÃO MARCOS. Na praça foram colocados potentes receptores telefônicos a fim de conceder ao PAPA PIO X no VATICANO nos repiques dos 4 novos sinos por ele oferecidos. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 29 de março de 1912). 
  99 a. nasce JOSÉ SALVADOR JULIANELLI em 29 de março de 1918 e falece em 26 de junho de 1990. Médico formado pela Escola Paulista de Medicina, turma de 1942. Diplomado pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo – curso de piano, em 1933. Curso de extensão universitária de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Estagiário da Escola Superior de Guerra, em 1961. Superintendente da Campanha Nacional da Merenda Escolar, do Ministério da Educação e Cultura (1955/58). Diretor da Divisão de Educação Extra – Escolar do MEC (1954/63). Diretor geral substituto do Departamento Nacional de Educação do MEC (1955/62). Membro da Comissão Nacional da FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION – FAO –, das Nações Unidas (1956/60). Chefe da Delegação do Brasil às Jornadas Latino – Americanas de Educação Popular, em 1960. Diretor executivo da Campanha de Assistência ao Estudante, do Ministério da Educação e Cultura (1961/72). Chefe do Departamento de Instrução Moral e Cívica da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, em 1962. Membro da Comissão Diretora do PARTIDO REPUBLICANO – PR – (1950/56). Secretário de Estado da Saúde e Assistência Social (1963/64). Secretário – Chefe da CASA CIVIL do Governo de Estado, em 1966. Membro do Conselho Estadual de Educação, em 1966. Membro do diretório nacional e regional da ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL – ARENA – (1966/75). Presidente regional da ARENA-SP (1971/72). Deputado Estadual (1963/67; 1967/71 e de 1971/75). Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (1973/75). Deputado Federal (1975/79; 1979/83 e de 1983/87). Coordenador da bancada federal paulista da ARENA na Câmara Federal, em 1979 e do Partido Social Democrático – PDS – (1979/83). Professor de Problemas Brasileiros da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Caetano do Sul – SP.  
  95 a. do discurso de RUY BARBOSA - "ORAÇÃO AOS MOÇOS", em 29 de março de 1922.
  87 a. nasce o ator LIMA DUARTE, o nosso “SINHOZINHO MALTA” da novela “ROQUE SANTEIRO”, em 29 de março de 1930. “Voz de sovaco”, avaliou o diretor artístico da Rádio TUPI, de São Paulo, quando ouviu o candidato a locutor ARICLENES VENÂNCIO MARTINS. Era 1946 e o rapaz de 16 anos só não voltou para MINAS GERAIS porque um comovido técnico de som o convidou para trabalhar como operador. “Eu chegava às 5 horas da manhã para ligar as válvulas e, quando estavam quentes, a emissora entrava no ar”, diverte-se LIMA DUARTE, o tal candidato que, graças ao interesse de ODUVALDO VIANA, logo iniciou uma conhecida carreira artística.
O pseudônimo foi sugerido pela mãe, espírita, a partir do seu guia de luz. Aos 80 anos, completados em 2010, ele se poderá orgulhar das 56 novelas das quais participou como ator ou diretor, além de 32 filmes. “E tenho outros cinco em produção ou prestes para lançar”, orgulha-se ele que logo viajará para PORTUGAL, onde vai rodar apenas uma cena de OLHOS VERMELHOS, novo longa de PAULO ROCHA. “É uma pequena participação, mas será como uma homenagem.”
De lá, o ator pretende seguir para PARIS, onde poderá comemorar novamente o aniversário – nesta segunda-feira, dia 29, ficará em seu sítio, no interior de São Paulo. Apesar de ser mais conhecido por personagens de novela como SALVIANO LISBOA (PECADO CAPITAL), ZECA DIABO (O BEM-AMADO), SASSÁ MUTEMA (O SALVADOR DA PÁTRIA) e SINHOZINHO MALTA (ROQUE SANTEIRO), LIMA acredita que o trabalho mais aprofundado só encontra espaço no cinema. “E nos filmes que consigo captar o lado mais obscuro de cada personagem.”
Se fosse possível apontar apenas um exemplo, bastaria SARGENTO GETÚLIO, dirigido por HERMANO PENA em 1978 (e lançado em 1983), inspirado no texto de JOÃO UBALDO RIBEIRO. LIMA vive o rude sargento da PM do SERGIPE encarregado, no final dos anos 1940, de acompanhar um preso político inimigo de seu chefe. Durante a viagem, ele discute com o prisioneiro e, mesmo que uma mudança na conjuntura política o obrigue a libertá-lo, GETÚLIO decide cumprir sua missão até o fim, transformando a remoção no principal sentido de sua existência.
É na tela pequena, porém, que LIMA DUARTE mantém um contato mais constante – aliás, desde seu nascedouro, em 1950. “A chegada da TV acabou com nossa quadra de peteca”, diverte-se. “Eu, a HEBE CAMARGO e outros artistas do rádio costumávamos brincar naquele espaço, no SUMARÉ, quando a ocuparam para montar o primeiro estúdio de TV do BRASIL.”
Lá, ele participou de sua primeira telenovela, SUA VIDA ME PERTENCE, em 1951, iniciando uma parceria que parece infinita. “Quando me lembro desses momentos, me vem uma frase de SANTO AGOSTINHO, que dizia: “A memória é a morada da alma.”
E, em 2010, aos 80 anos, continuam as descobertas. Como participar de um filme com história espírita, A VIDA CONTINUA, dirigida pelo ator PAULO FIGUEIREDO. “São 7 milhões de espíritas no BRASIL, um público muito atento aos assuntos que lhe interessam.”
O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, em sua edição de 28 de abril de 2015, publica a seguinte reportagem: LIMA DUARTE, 85 anos, se orgulha de ter alma cabocla. Puxada pelos fios da memória, a história de sua vida se mistura com a da televisão. A linha mágica da criação do ator nasce e morre nesse "mundo vasto mundo", ao qual apenas ele tem acesso, revelando prosa e verso de uma essência interiorana, SASSÁ MUTEMA - o protagonista de "O SALVADOR DA PÁTRIA" (1989) - talvez seja o exemplo que melhor traduz a raiz de sua arte. Há sete décadas distante do pequeno DESEMBOQUE (MG), distrito onde nasceu, LIMA recria o boia-fria numa fase ingênua. A maneira com que narra a saga do personagem deixa claro como ele, um homem tão afeito à solidão, encontra doces companhias.
"SASSÁ tinha uma ideia original linda. Ele não sabia amar, conversar, escrever, ler, mas tinha o dom de manipular as flores e fazê-las vicejar. Durante a novela, aprende mais e mais sobre menos e menos. No fim, quando se torna senador, as flores não vicejam mais", diz o ator, que ficou marcado pelo bordão "IEU" (versão caipira de EU°).
A trama de LAURO CÉSAR MUNIZ dava sabor a um contexto efervescente e delicado. Após mais de 30 anos de ditadura militar, o BRASIL teria sua primeira eleição direta para presidente. Os planos do autor haviam sido esboçados, e SASSÁ ocuparia o cargo naquele 12 de agosto, quando o último capítulo fosse exibido.
Fora da ficção, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e FERNANDO COLLOR DE MELLO polarizavam a disputa. Mas o correr da vida embrulha tudo. O matuto de LIMA, um homem do povo, foi associado ao candidato do Partido dos Trabalhadores, o que gerou uma pressão dos dois lados: a esquerda achava o personagem muito manipulável, e a direita via nele uma propaganda petista.
"Surgiu um grande impasse: SASSÁ não poderia ser eleito! Fiquei abalado, chocado", recorda LAURO, que mudou a história.
Uma subtrama policial envolvendo narcotráfico ganhou destaque, e o destino do protagonista, embora também encerrado em BRASÍLIA, foi alterado. Vinte e seis anos depois, com a barba branca destacada no que antes era o emblemático bigode preto, LIMA DUARTE acarinha o papel que ajudou a conceber e dimensiona a insatisfação com o desfecho: "SASSÁ era maior que LULA. Foi amado e entendido em sua grandeza. Compreenderam aquele chapéu, o jeito de falar. Ele era profundo. Muito mais do que um papel de novela ou um  político. Era uma metáfora do BRASIL.
No camarim, o rosto de LIMA ganha uma camada de maquiagem para aproximá-lo do boia-fria de décadas atrás. Diante do espelho, encara o reflexo e estranha. Brinca: "Depois de tudo, SASSÁ vira uma bicha velha" (risos).
LIMA se emociona com o que vê no espelho. E elogia, mais uma vez, o personagem. "Ele era muito sensível. Será que termina assim, produto acabado da política, melancólico? Acho que não. Talvez fosse assassinado, após tentar exercer uma liderança", pontua ele, que conclui: "Os papéis vão morrer comigo, mas não fico pensando neles". Parabéns, LIMA!
  84 a. se constitui em BERLIM um comitê central, patrocinado pelo Partido Nacional Socialista (nazista), para dirigir o boicote contra os judeus, em 29 de março de 1933.
  81 a. nasce o Cel. Ref. CARLOS JOSÉ SCHMIDT, ex-comandante do CORPO DE BOMBEIROS, em 29 de março de 1936.
  81 a. amplo apoio em plebiscito dos alemães à política internacional de ADOLF HITLER, em 29 de março de 1936.
  72 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: os russos cruzam a fronteira austríaca em 29 de março de 1945.
  71 a. governo argentino nega as acusações do governo americano de ter ajudado a ALEMANHA desde 1942, durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, em 29 de março de 1946.
  60 a. nasce CHRISTOPHER LAMBERT, ator e produtor francês de cinema, em 29 de março de 1957.
  57 a. Candidato de oposição à Presidência da República do BRASIL, JÂNIO QUADROS desembarcou em CUBA no dia 29 de março de 1960 para uma visita de sete dias. JÂNIO – e sua comitiva de 43 pessoas, que viajou num avião Super Constellation – foi recebido no aeroporto de HAVANA pelo então primeiro-ministro, FIDEL CASTRO, com honras de chefe de Estado. Ao desembarcar na capital cubana, JÂNIO afirmou a FIDEL que levava a CUBA a compreensão e a cordialidade do povo brasileiro. Segundo relato do enviado especial do jornal O ESTADO a CUBA, “o líder revolucionário mostrava-se visivelmente satisfeito com a visita e demonstrava desejo de fortalecer sua posição no plano internacional”. JÂNIO foi a CUBA como convidado do “MOVIMENTO 26 DE JULHO” para conhecer a revolução. Em HAVANA, além de FIDEL, que classificou como “tímido, mas perfeito líder que exerce fascínio sobre o povo”, o brasileiro teve encontros com o comandante ERNESTO GUEVARA, presidente do BANCO NACIONAL, e RAÚL CASTRO, irmão de FIDEL e ministro das Forças Armadas. 
  53 a. das anotações feitas em 29 de março de 1964 (domingo). ANO 14º - MÊS 9º - DIA 264º - 5 anos e 298 dias na FORÇA PÚBLICA – 205 dias como ASPIRANTE – 192 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Prosseguindo com as escalas de revistas extraordinárias diárias no BATALHÃO DE GUARDAS, hoje às 8 horas é a vez da Companhia de Comando, sendo que estou escalado para presidir essa revista.
Enfrentando uma manhã molhada por chuvisqueiros intermitentes, tomo um ônibus na VILA AURORA às 7:20 horas. No BATALHÃO DE GUARDAS encontro o CAPITÃO MILTON DE ALMEIDA PUPO como Comandante da Prontidão. O ASPIRANTE LUÍS GONZAGA é o Oficial de Dia e o TENENTE GERSON DE OLIVEIRA também faz parte da Prontidão. Procedo a revista da Companhia de Comando. Telefono para a 2ª Seção do Estado Maior e o CAPITÃO EROS libera os homens da revista extraordinária.
O soldado BORGES leva-me até o ANHANGABAÚ no carro do CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS. Ali posso ver a grande movimentação do povo paulista que espera a cruz que está para descer no VALE por intermédio de um helicóptero.
Chego em casa antes das 10 horas. O domingo, chuvoso, passa quase que vazio. Somente à noite é que a televisão apresenta os seguintes programas: DISNEYLÂNDIA – estradas mágicas – a fascinante história das rodovias;
CAFÉ CONCERTO, com a apresentação de AURÉLIO CAMPOS;
PÂNICO, com o caso “O DIA DO TRABALHO”;
FORA DA LEI (no canal 4).  
  52 a. do registro de minhas memórias em 29 de março de 1965 (segunda-feira). ANO 15º - MÊS 9º - DIA 263º - 6 anos e 298 dias na FORÇA PÚBLICA - 310 dias como 2º TENENTE - 557 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Inicia-se uma nova semana de atividades no BATALHÃO DE GUARDAS. Agora tenho como principal preocupação o pagamento do mês em curso, que deverá ser efetuado durante os próximos dias. Será o primeiro pagamento dos componentes da Unidade, realizado por mim.
Na revista das 7 horas temos a volta do 1º TENENTE ALCIDES MORALES, operado que foi neste mês e já em fase de recuperação.
Fala-se muito nesta segunda-feira da passagem para a reserva de vários coronéis e tenentes-coronéis com mais de 25 anos de serviço, tendo em vista uma lei que deverá sair nesta semana, cassando as vantagens da lei de guerra no ato da reforma ou transferência para a reserva.
Neste mês de março já passaram para a reserva NORBERTO NICOLACI e CÍCERO SOLANO PEREIRA, ambos no posto de CORONEL. Parece que outros também serão transferidos para a reserva.
Hoje posso passar o expediente todo na FIF, à testa da repartição, conseguindo realizar muita coisa.
Com o Sub Cmt CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, confiro o Movimento de Caixa de 18 do corrente.
Vou ao SERVIÇO DE FUNDOS tratar do pagamento de março. Ali me encontro com diversos tesoureiros: MAURO ROCCO D`ÂNGELO, do Serviço de Engenharia; JOÃO ROSA, do 12º BP; TENENTE LARA, do Regimento 9 de Julho e outros.
Pouco depois o CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU nos diz que hoje não sairá o pagamento e assim deixamos o SF apenas com as folhas.
Quando retorno ao BATALHÃO DE GUARDAS, o expediente está terminando. Dou aula e são quase 16 horas quando deixo o quartel.
Em casa posso descansar bastante, e, mais tarde, assistir programas de televisão: A INDOMÁVEL - TERESA (esta novela conta a história de uma mulher ambiciosa, já em seus últimos capítulos).
O Canal 7, mais tarde, apresenta um filme muito bom, com JACK LEMMON e JUNE ALLYSON, intitulado "SÓ POR UMA NOITE". É uma comédia formidável, alegre, cheia de peripécias. Conta a história de uma moça que se apaixona por um jornalista, após ser raptada pelo próprio pai no dia do seu casamento.
O dia 29 de março termina tarde para mim, pois ainda coloco este diário em dia, além de começar a ler o segundo volume do romance de VICTOR HUGO - HISTÓRIA DE UM CRIME.
  51 a. do registro dos seguintes fatos acontecidos em 29 de março de 1966 (terça-feira). ANO 16º - MÊS 9º - DIA 262º - 7 anos e 298 dias na FORÇA PÚBLICA - 675 dias como 2º TENENTE - SÉTIMO DIA DE TRÂNSITO.
Vou processar nesta data uma repetição do que fiz ontem: isto é, pretendo novamente dar um pulo até a Terra onde nasci, aproveitando o trânsito em que me encontro.
A manhã é normal até 10 horas, passando o tempo em meu lar, embora já tenha levantado tarde.
Depois rumo até o ponto de ônibus do VILA AURORA, fazendo uma viagem com o 1º SARGENTO BENEDITO CUSTÓDIO, do Serviço de Fundos.
Desço perto do Quartel General pois, ontem, marcara um encontro com o SOLDADO FLORISBELO FURTADO DA ROSA para às 11 horas desta data: a finalidade é levá-lo até a Inspetoria Geral de Formação, a fim de saber o horário e data dos exames para o curso de Transmissões. O FLORISBELO se inscreveu nesse concurso e, primeiramente, a data marcada era de 2 de abril, parecendo que houve um adiamento, bem recentemente. Acontece que o SOLDADO FLORISBELO, por qualquer motivo, não se encontra presente no local combinado.
Passo pelo Banco Auxiliar de São Paulo, na rua SÃO CAETANO, onde pagou uma conta de luz no valor de 8.350 cruzeiros.
No ônibus ESTAÇÕES vou até a estação ROOSEVELT, embarcando no trem das 12:25 horas.
Faço uma viagem calma, lendo o jornal NOTÍCIAS POPULARES, sendo que somente me perturba a presença de um velhinho andrajoso, completamente embriagado, que está do meu lado direito.
Em POÁ, vou diretamente à casa de meus pais. Almoço com eles. Visita-os a noiva de meu irmão - MARLY RIBAS. Esta é a semana de preparação para o enlace matrimonial de ambos, que se dará a 2 de abril, sábado vindouro. A MARLY anda numa correria danada, indo e vindo da igreja, arrumando licença na Escola (ela é professora primária), etc.
Mais tarde, depois de conversar muito tempo com meus pais, vou até o Posto Policial. Ali me encontro com o escrivão MAIA, investigador ZAIDAM, SARGENTO OSVALDO e SOLDADOS ALCIDES, NEVES, EXPEDITO e outros.
Soube que o SOLDADO FLORISBELO foi a SÃO PAULO, no período da manhã, juntamente com os SOLDADOS EXPEDITO, ALCIDES e VALLE. Parece que resolveu sua situação diretamente com o TENENTE-CORONEL SÉRGIO DEL BEL, Chefe do Serviço de  Comunicações. Talvez seja por isso que não compareceu defronte do Quartel General, na hora marcada.
Deixo POÁ às 18:24 horas, tal como aconteceu ontem. Até ITAQUERA viajo com um antigo morador de POÁ, conhecido pelo apelido de TARSAN.
Pouco depois das 21 horas, estou em meu lar.    
  50 a. das anotações feitas em 29 de março de 1967 (quarta-feira). ANO 17º - MÊS 9º - DIA 263º - 8 anos e 298 dias na FORÇA PÚBLICA – 105 dias como 1º TENENTE – 358 dias na 2ª Companhia Independente.
Expediente cedo. Rumo para a 2ª CI às 8 horas. Atendo a Companhia, em tudo, até a chegada do CAPITÃO JAIR e do 1º TENENTE SÉRGIO, às 9 horas.
O dia está muito bom e, logo mais, vou sair com o SOLDADO OLIVEIRA. Vamos às papelarias guarulhenses e, numa delas, de nome PENINHA, compramos uma caixa de papel hectográfico e dois milheiros e meio de papel sulfite. Gasto assim os 60 cruzados novos do item orçamentário 0577-Despesas Miúdas e de Pronto Pagamento.
A FORÇA PÚBLICA atravessa, no momento, uma fase de expectativa. A Lei de Segurança, assinada no dia 14 de março, traz modificações nas Polícias Militares. Acontece que, até o presente momento, tudo permanece na mesma.
Às 12 horas, deixo a Companhia. Retorno ao nosso lar. Logo recebo a visita do SOLDADO ANTONIO PEREIRA DA SILVA. Quero descansar nesta tarde. Não consigo, porque chega em casa o meu compadre 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN. Continua trabalhando na secretaria do BATALHÃO DE GUARDAS, cujo secretário é o 2º TENENTE SANTOS. Fala-me do comando do TENENTE-CORONEL LEÔNIDAS COVELLI e as últimas modificações introduzidas no quartel, depois que eu o deixei, há um ano atrás. O CARCAN somente vai embora lá pelas 17 horas.
Na televisão, o capítulo de REDENÇÃO é constrangedor. ÂNGELA é sepultada e a pequena cidade de REDENÇÃO sofre com a perda da moça, querida por todos.
Assistimos também: AS MINAS DE PRATA – ABNEGAÇÃO.
Segunda parte de BATMAN E ROBIN CONTRA A MULHER-GATO.
O canal 5 apresenta um bom filme policial – O PERSEGUIDO – um detetive de uma companhia de seguros torna-se um bandido, planejando audacioso assalto ao trem-pagador. Faz tudo isso pelo amor de uma mulher, com que se casara, recentemente. 
  46 a. de minha despedida do 11o.BPMM, por motivo de transferência para o 31o. BPMM, em 29 de março de 1971.  Era 1o. Tenente. Fiquei 735 dias no 11o. BPMM. Recordo que em 25 de março de 1969 apresentava-me no 11º BP, por motivo de transferência do então 1º Batalhão “TOBIAS DE AGUIAR”. Nas memórias escritas no dia 29 de março de 1971 está registrado: “Pela última vez uso a viatura RP 71. Às 11:30 horas, com o CABO PM JAIR e o PM NELSON estou a caminho do CAMBUCI. Já não sou mais comandante da 2ª CRP, pois o CAPITÃO PM ÂNGELO já regressou de suas férias. Aguardo a chegada do CAPITÃO PM ÂNGELO, acertando com ele os últimos problemas da subunidade. Despeço-me da Companhia e dos amigos que lá deixei: ASPIRANTE A OFICIAL MARTINS, ASPIRANTE A OFICIAL GILBERTO, SARGENTOS HÉLIO e MAXIMIANO, CABO JAIR e PMs VALVERDE, NELSON e outros. Agora, vou ao 11º Batalhão. O PM NELSON, guiando a RP 30, leva-me até lá. Converso com o Comandante, TENENTE-CORONEL PM WÁLTER LARA, CAPITÃES PM BAPTISTA, FABBRI e GUNTHER ALFANO CLAUSSEN. Estou me despedindo do 11º BP, Unidade onde permaneci dois anos. Saio dela com o coração alegre, pois no 11º BP cumpri o meu dever e minha transferência é fruto da repartição de áreas tão somente. Despeço-me do TENENTE-CORONEL PM WÁLTER LARA, dos CAPITÃES PM GUNTHER, BAPTISTA (também já transferido para o 25º BP), LUIZ CARLOS DE PONTES FABBRI (que no dia 15 de abril de 1971 seria apresentado ao 26º BPM); TENENTES PM ALMEIDA, JOÃO CARLOS, GUARACY; ASPIRANTES TURESSI, DANTAS e outros. Depois das 17 horas estou chegando na 1ª Companhia – BOM RETIRO. Esta subunidade, a qual pertenci há muito tempo será a 2ª Companhia de Rádio Patrulha. CAPITÃO PM EMERY está recebendo um reforço da EFA (ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO), comandado pelo CAPITÃO PM DIRCEU. Vem junto o 1º TENENTE PM ZANNI. Nesse reforço está o meu compadre 2º SARGENTO PM JOSÉ CARCAN. Não vou ao 31º BP, pois o CAPITÃO EMERY precisa de mim na subunidade. Às 19 horas deixa-me ele no ponto de ônibus de GUARULHOS, e assim regresso à minha cidade. Vou ao PINHAL. Sinto dificuldade na locomoção, pois tenho de embarcar em ônibus.”
  45 a. no dia 29 de março de 1972, há um dia do GRANDE PRÊMIO BRASIL de F1, o JORNAL DA TARDE trazia um caderno especial com todas as informações do que aconteceria nas pistas de INTERLAGOS. O feriado da PÁSCOA também foi destaque na edição, que trouxe um guia para os paulistanos aproveitarem o melhor do GUARUJÁ e também reportagens sobre a situação das principais rodovias pelo Estado.
  44 a. último fuzileiro naval dos ESTADOS UNIDOS abandona o VIETNÃ, em 29 de março de 1973.
  42 a. avanço comunista no VIETNÃ com a ocupação de HUÉ e DA NANG, no dia 29 de março de 1975. 
  38 a. das anotações em 29 de março de 1979: CORONEL PM Res DELFIM CERQUEIRA NEVES, deputado estadual, vem jogar volibol no CPChq. CORONEL PM TRANCHESI, CORONEL PM JUVENAL, CORONEL PM Res ROLDÃO, CORONEL PM Res VALDEMAR NOGUEIRA, TENENTE-CORONEL WILSON VASCONCELOS, CORONEL PM Ref PALUMBO, MAJOR PM GAIA, estão também na quadra do DELPHIN BALANCIER.
CORONEL PM NELSON TRANCHESI manda verificar o que existe sobre o noticiário do jornal “Operários espancados por PMs na zona norte”; telefono ao MAJOR PM JOBIO MIRANDA. Ele me informa que o CPA/M-3 já está levantando o caso.
MAJOR PM JOÃO VARGAS FILHO quer assumir a Chefia da Seção de Apoio Administrativo na semana que vem, com a apresentação do TENENTE-CORONEL PM PASCHOAL. Talvez eu retorne à Chefia da Seção Operacional.
Em casa, nesta tarde, PAULO e MARGARIDA jantam conosco. Estão aguardando o nascimento do primeiro filho do casal.
PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR e GISLEIDE vão à Eletroradiobrás comprar móveis de cozinha. Vou servir de avalista. Estão firmes na idéia do casamento marcado para 14 de julho.
JORNAL NACIONAL: o governo itinerante de MALUF, em ARAÇATUBA.
O Dia de Protestos na USP.
MADRE MAURINA é absolvida.
EGITO x LIBIA – ameaça de guerra.
IDI AMIN abandona KAMPALA.
  37 a. das seguintes anotações em 29 de março de 1980, um sábado: “Não vou em POÁ neste final de semana. Levamos MARLENE até a casa dos pais do BETO. Passamos pela casa da Avenida QUATRO BARRAS. MILTON e SOLANGE em casa. A menina fica com a LUCINDA, sua madrinha. Ela está com 14 anos de idade. A SÍLVIA, vizinha nossa, completa 15 anos de idade e seus pais farão uma festa neste sábado. Desde cedo começam os preparativos para essa festa. JOÃO e GISLEIDE almoçam em casa. Leio o “JORNAL DA TARDE” – as ameaças da greve dos metalúrgicos. PAHLEVI já não tem mais baço. Ele foi operado no EGITO. Às 16 horas, visitamos a irmã da LUCINDA, DONA ESMERALDA, e levamos a SOLANGE até sua casa. LUCINDA conversa com sua sogra, dona MARIA, e com a ÁUREA. Falece o ex-governador gaúcho, ILDO MENEGHETTI, aos 84 anos de idade. Super safra de feijão em IRECÊ. Terminaram as negociações entre empresários e metalúrgicos. Amanhã, no ESTÁDIO DE VILA EUCLIDES, SÃO BERNARDO DO CAMPO, decidir-se-á a deflagração ou não da greve. Acabo de ler “OS GÊMEOS”. Acontece a festa da SÍLVIA, nossa vizinha. Assisto na televisão “O HOMEM DO SAPATO BRANCO”.
  37 a. criação do LIONS CLUBE PARQUE EDU CHAVES por ANILDO BALDIN e outros abnegados moradores, em 29 de março de 1980. A finalidade era a prestação de serviços à comunidade. Funcionou durante dez anos, deixando sua contribuição na área social.
  36 a. GENERAL ROBERTO VIOLA substitui o GENERAL JORGE VIDELA na Presidência da ARGENTINA, em 4 de março de 1981.
  35 a. nasce a atriz VANESSA MENDES DA SILVA LIMA – VANESSA GIÁCOMO –  em VOLTA REDONDA, no RIO DE JANEIRO, no dia 29 de março de 1982. O primeiro grande papel foi como ZUCA, a protagonista da novela das seis da GLOBO, “CABOCLA”. Começou a estudar teatro aos seis anos de idade. Em 2006 interpreta o papel de JULIANA, na novela “SINHÁ MOÇA”.
  34 a. democrata cristão HELMUT KOHL é consagrado chanceler da ALEMANHA OCIDENTAL, depois do triunfo de seu partido nas eleições, no dia 29 de março de 1983.
  33 a. da REBELIÃO NA CASA DE DETENÇÃO, em 29 de março de 1984. 
  31 a. falece Dona ROSA, vítima de câncer, em GUARULHOS. A amiga da LUCINDA falece em 29 de março de 1986.
  30 a. morre MARIA VON TRAPP. Escritora austríaca que inspirou o filme “A NOVIÇA REBELDE”, em 29 de março de 1987. 
  30 a. nasce GUSTAVO LEÃO DOS REIS, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no dia 29 de março de 1987. O primeiro trabalho de GUSTAVO como ator foi na BANDEIRANTES. Ele participou das duas temporadas da novela infantil  “FLORISBELLA”, em 2005 e 2006. Em 2007 interpreta o personagem MATEUS da novela “PARAÍSO TROPICAL”.
  30 a. das anotações em 29 de março de 1987: neste domingo vou visitar minha mãe em POÁ. Ela vive sozinha, muito embora a MARIZETE (minha filha) e seu marido ADALVO estejam sempre ao seu lado. LUCINDA e PAULO CÉSAR fazem essa viagem comigo e vão ficar na casa de tia LOURDES.
Minha mãe aguarda a chegada de meu irmão CARLOS. Ele permaneceu a noite toda e a madrugada de hoje numa filha de uma casa espírita, na PRAIA GRANDE, aguardando uma senha para possibilitar uma operação na vista de minha mãe. Quando aparece aqui em POÁ, está muito cansado. Ajuda ele nossa mãe e a MARLY, sua esposa, cuida de sua mãe, esclerosada.
LUCINDA e TIA LOURDES visitam TIA ANTONIETA e TIA IRENE. Foram também à casa de TIA CATARINA, mas não a encontraram.
Minha mãe recebe a visita da LILICA, sua amiga de longos anos. Conversam a tarde toda. Às 16:45 horas deixo-a e vou visitar TIA LOURDES e primo VÁLTER. TIA IRENE lá se encontra. Depois de tomarmos um chá, retornamos a GUARULHOS.
Estou lendo AS MINAS DO REI SALOMÃO. Fico sabendo pela TV que o presidente de PORTUGAL, MÁRIO SOARES, cumpriu hoje uma exaustiva visita às cidades de OLINDA e RECIFE.
Campeonato Paulista: PONTE PRETA 2 x PORTUGUESA 1 (esse jogo foi no sábado); SÃO PAULO 2 x MOGI MIRIM 2; PALMEIRAS 2 x SANTOS 2; INTER, DE LIMEIRA 1 x JUVENTUS 0; NOROESTE 1 x GUARANI 0; BOTAFOGO 1 x CORINTHIANS 1; AMÉRICA 2 x BANDEIRANTE 1; SANTO ANDRÉ 1 x QUINZE DE JAÚ 1.
  26 a. falece o diretor esportivo da TV BANDEIRANTES:- DARCY DE OLIVEIRA  REIS, em 29 de março de 1991.
  26 a. da visita às cidades de BÁLSAMO e MIRASSOL, acompanhado pelo  CARBAIA, em 29 de março de 1991, quando comandei a REGIÃO DE SÃO  JOSÉ DO RIO PRETO: - CPAI-8.
  26 a. da prisão de "DEMA", mentor do seqüestro do menino JOSÉ EDUARDO TARRAF FILHO - DUDA - em S.J. do RIO PRETO, no dia 29 de março de 1991. 
  24 a. falece o ator austríaco PAUL HENREID, em 29 de março de 1993.
  23 a. falece o cantor JESSÉ, vítima de um acidente automobilístico, em 29 de março de 1994.
  20 a. das anotações feitas em 29 de março de 1997: JACQUES VILLENEUVE é o Pole Position amanhã, domingo, no GP BRASIL de F1, em INTERLAGOS. MICHAEL SCHUMACHER, da FERRARI, sai ao lado do canadense na primeira fila. O terceiro é GERHARD BERGER. Em quarto está MIKA HAKKINEN; em quinto, OLIVIER PANIS; em sexto, JEAN ALESI; em sétimo, GIANCARLO FISICHELLA; em oitavo, HEINZ-HARALD FRENTZEN; em nono, DAMON HILL; em décimo, RALF SCHUMACHER; em décimo-primeiro, RUBENS BARRICHELLO. O outro brasileiro, PEDRO PAULO DINIZ sairá em 16º lugar. VILLENEUVE faz a segunda pole da temporada e a quinta de sua carreira na Fórmula 1.
O CORINTHIANS só precisa do primeiro tempo para fazer 2 a 0 no BOTAFOGO, com gols de MIRANDINHA, aos 12 minutos e DONIZETE aos 43. É o líder isolado do seu grupo.
Outros resultados: PORTUGUESA 2 x PORTUGUESA SANTISTA 2; JUVENTUS 3 x RIO BRANCO 3; AMÉRICA 1 x UNIÃO SÃO JOÃO 4.
Na noite, iniciando às 21:30 horas, o clássico PALMEIRAS x SÃO PAULO. Assisto-o pelo canal 5. No final, o PALMEIRAS vence por 1 a 0 com gol de VIOLA. TORNEIO DE LIPTON, em KEY BISCAYNE: MARTINA HINGIS é a campeã. Vence MÔNICA SELES.
Um dos maiores advogados do País, o criminalista ANTÔNIO EVARISTO DE MORAES FILHO, de 63 anos, morreu na sexta-feira, dia 28, à noite, no Hospital SAMARITANO, no RIO DE JANEIRO. Estava com leucemia havia dez anos e internado desde o dia 20. Ele foi enterrado hoje pela manhã no Cemitério SÃO FRANCISCO XAVIER. Além da família, estiveram presentes amigos, colegas de trabalho e admiradores. Uma bandeira do FLUMINENSE, time do qual era torcedor, cobriu seu caixão no velório.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro SEPÚLVEDA PERTENCE, destacou a carreira e o desempenho de EVARISTO nos processos famosos em que atuou com sucesso.
O advogado criminalista EVANDRO LINS E SILVA lembrou também a importância de EVARISTO para a formação de novos advogados, como um exemplo de disciplina, atuação e justiça social. “Foi um dos maiores criminalistas do País”, sintetizou. Os dois se enfrentaram no processo de DOCA STREET, que matou a mulher, a socialite ÂNGELA DINIZ, em 1979. O duelo entre EVARISTO e EVANDRO ficou registrado na história da advocacia nacional.
EVARISTO também atuou na absolvição do ex-presidente FERNANDO COLLOR e defendeu os donos do BATEAU MOUCHE, que naufragou na BAÍA DA GUANABARA no reveillon de 1988, matando 55 pessoas. 
  20 a. transf. reserva:- Cel. UBIRAJARA DIAS FERNANDES, em 29 de novembro de 1997.
  20 a. despedida de CID MOREIRA como âncora do JORNAL NACIONAL, em 29 de março de 1997.
  19 a. falece a atriz CÉLIA HELENA, em 29 de março de 1998. Outras anotações nesta data: LUCINDA acompanha-me até POÁ neste domingo. Vamos almoçar com minha mãe. Enquanto ela trata do almoço assisto na GLOBO o GP BRASIL. MIKA HAKKINEN e DAVID COULTHARD passeiam em INTERLAGOS, tal como no GP da AUSTRÁLIA. As McLAREN são imbatíveis nesse início de temporada. MICHAEL SCHUMACHER chega em terceiro. O quarto é WURZ. Em quinto, HEINZ-HARALD FRENTZEN. O sexto, FISICHELLA. Os brasileiros RUBENS BARRICHELLO, PEDRO PAULO DINIZ e RICARDO ROSSET não concluíram a prova.
Minha filha MARIZETE visita minha mãe. Ela está sozinha. ADALVO e FELIPE estão na casa da mãe de meu genro. LUCINDA conversa com dona ALICE após o almoço. Descanso até 16:30 horas. Começa a esfriar. Regressamos a GUARULHOS. Durante o trajeto venho acompanhando, pelo Campeonato Paulista, PALMEIRAS 2 x GUARANI 1. Em casa, jogo xadrez com o computador, e, como sempre, perco. Releio os anos de 1990 a 1995 (dias 26 de março a 1º de abril) de minhas memórias. Recordo que em 1991 estava servindo em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Sabia que seria substituído no Comando do CPA/I-8 pelo novo CORONEL PM AYLTON FERRAZ DA SILVA. Nesse ano, em 14 de dezembro, despedia-me do serviço ativo da PMESP.
  18 a. das seguintes anotações, no dia 29 de março de 1999: Tivemos ontem a maior temperatura de março: 34 graus. Hoje, logo cedo, no centro da cidade, já estamos com 32 graus. LUCINDA sente-se mal com a perna esquerda. Levanta cedo, mas logo é obrigada a por as famigeradas meias KENDALL.
No MMDS, ficou sabendo que ALZENIR talvez aceite um convite tentador para trabalhar num outro Estado. Se isso acontecer, CARMELO perderá o seu “braço direito” e hoje comenta essa possibilidade. Fala-se muito na renúncia do Presidente do PARAGUAI, RAÚL CUBAS, e no pedido de asilo no BRASIL. OVIEDO, o general de toda a discórdia, fugiu para a ARGENTINA.
RODRIGO, do BANESPA, está revolucionando a biblioteca da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Separou livros, revistas, fotografias, cartazes e outros documentos sobre o Movimento Constitucionalista. Pretende organizar tudo, inclusive com um fichário no computador.
Pouco tempo fico no MMDC. Ameaça chover e tenho de passar no escritório do Sr. LUIZ, para verificar a Declaração do Imposto de Renda de 1998. Vejo também o arquivo da OPERAÇÃO OSÓRIO. Não encontro o responsável. Quase às 18 horas, estou chegando em casa.
Até às 20:30 horas, cerca de 20 pessoas eram mantidas como reféns, por 3 assaltantes, numa agência do BRADESCO, no centro de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. O assalto ao banco começou por volta das 16 horas. Querem um carro para a fuga, e o CORONEL PM BASÍLIO, Comandante do CPA/I-8, como refém.
O governo brasileiro concedeu asilo político a RAÚL CUBAS. Deverá chegar de madrugada no Balneário CAMBURIÚ, em SANTA CATARINA, onde é proprietário de um apartamento.   
  17 a. falece o Sr. JOSÉ JOÃO, velho morador da cidade de POÁ, em 29 de março de 2000.

ACONTECEU EM 29 DE MARÇO DE 2001:-  QUINTA-FEIRA
Senhor GERALDO FARIA MARCONDES liga por volta das 9 horas. A possibilidade do Cardeal DOM CLÁUDIO HUMMES rezar a missa de 23 de maio no Monumento Mausoléu dependerá do exame do bispo capelão das Forças Armadas, em BRASÍLIA. Há certa conotação política que poderá gorar a ideia do nosso presidente do MMDC.
Em SÃO PAULO, quase todos os integrantes do MMDS estão dando aulas. Apenas aproveito o momento para revisar os arquivos. Já na Sociedade, há muita atividade com a chegada do CORONEL PM RENALDO, de dona ROSA e TIAGO e outras pessoas que querem pesquisar a nossa biblioteca

O PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, Senhor GERALDO FARIA MARCONDES, reúne-se com o TESOUREIRO, Cel. Res. RENALDO ALVES DA SILVA, e com o secretário, Cel. Res. MÁRIO FONSECA VENTURA, para a elaboração de dois documentos: Contrato de Prestação de Serviços para com a Secretaria da Cultura e Convênio com o Estado para as festividades de 9 de julho (dia da Revolução Constitucionalista de 32). O tempo é curto. Às 16 horas, estou deixando o MMDC. Chuvisca na cidade. Venho para GUARULHOS pensando na reunião da tarde. O senhor MARCONDES ficou uma “fera” quando o CORONEL PM RENALDO revelou que uma certa quantia de dinheiro foi entregue à Secretaria de Comunicações para abrilhantar as solenidades do 9 de Julho de 2000. Ele nada sabia e está melindrado porque a Sociedade Veteranos de 32-MMDC não participou dessa situação. O pior é que o CORONEL PM RENALDO sabia disso e não nos disse nada na época.

A PREFEITA MARTA SUPLICY E O GOVERNADOR GERALDO ALKMIN bateram boca na primeira reunião do FÓRUM METROPOLITANO DE SEGURANÇA PÚBLICA. MARTA responsabilizou o governador pela falta de policiamento no centro da cidade e ALCKMIN respondeu que a Prefeitura poderia colaborar liberando os 2.700 policiais-militares que fazem fiscalização de trânsito.  MARTA replicou visivelmente irritada. A briga entre os dois tem ligação com a CPI que os tucanos querem criar para investigar contratos de coleta de lixo.

Violência e crueldade marcaram a rebelião da Penitenciária de RIBEIRÃO PRETO, iniciada às 19 horas de 28 de março e encerrada às 9 horas de hoje. Dois presos, ligados a facções contrárias ao PCC foram mortos e esquartejados. Houve até cenas de canibalismo.

Cinco tiros disparados por três homens mataram o agente penitenciário CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA JÚNIOR, de 22 anos, filho do Diretor de Segurança da Penitenciária PARADA NETO, em GUARULHOS. Uma faixa com as palavras “PAZ, JUSTIÇA E LIBERDADE”, lema do PCC, foi achada no carro da vítima. OLIVEIRA JÚNIOR era estudante de Direito das Faculdades Integradas de GUARULHOS. Ele trabalhava na penitenciária ADRIANO MARREY em GUARULHOS.

O ex-investigador de polícia JERÔNIMO ALEXANDRE MERINO, que matou o delegado LUCIANO VIEIRA, foi condenado a 6 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de SÃO SEBASTIÃO. Durante um desentendimento com o investigador, no dia 25 de janeiro de 1993, no bar SHAOLIN, VIEIRA foi morto com um tiro.

O camelô FRANCISCO CÉSAR LIMA PEREIRA, de 36 anos, foi morto ontem a noite após uma briga com outro ambulante na PRAÇA DA SÉ. Ele levou duas facadas e, mesmo ferido, conseguiu entrar na Estação SÉ do Metrô para pedir ajuda. O crime aconteceu por volta das 21 horas de ontem. 

O PRESIDENTE GEORGE W. BUSH afirmou que quer o término da negociação para criação da ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS - ALCA - o mais cedo possível. Ao chegar a WASHINGTON, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO deixou claro que o BRASIL não tem interesse em antecipar isso.

UM AVIÃO PERTENCENTE A UM PRODUTOR DE CINEMA DE HOLLYWOOD, que havia partido de BURBANK, na CALIFÓRNIA, EUA, com  destino a estação de esqui de ASPEN, no COLORADO, se espatifou numa estrada, matando seus 18 ocupantes - 15 passageiros e 3 tripulantes. No momento da tragédia, nevava muito na região. 

BELGRADO VIVEU UM DIA AGITADO EM MEIO À INFORMAÇÃO  DE QUE O EX-PRESIDENTE IUGOSLAVO SLOBODAN MILOSEVIC HAVIA SIDO DETIDO À NOITE, E LEVADO AO PALÁCIO  DA  JUSTIÇA PARA INTERROGAÇÃO.

O TREINADOR JOSÉ SANTA ROSA LOPES, 85 anos, um dos maiores nomes do boxe brasileiro, foi assassinado no Rio de Janeiro. A polícia suspeita que os criminosos sejam dois de seus ex-alunos, que cobravam uma dívida referente a uma luta organizada por ele. Os dois suspeitos foram presos. SANTA ROSA ficou famoso como pugilista nos anos 50 e, recentemente, participou da novela UM ANJO CAIU DO CÉU, da GLOBO.

MORREU HELGE INGSTAD, historiador norueguês que defendia a tese que os vikings chegaram a América 500 anos antes de Cristóvão Colombo. Faleceu na  NORUEGA, aos 101 anos, de causa não revelada.

SOFREU UM DERRAME CEREBRAL A PRINCESA MARGARET, de 70 anos, irmã da rainha da Inglaterra, ELIZABETH II. Esse é o terceiro derrame desde o começo do ano. A princesa está sendo tratada no Palácio de KENSINGTON, em LONDRES.

Morre JOHN LEWIS, pianista e compositor americano.

2 002 : -     SEXTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA SANTA. Levanto tarde. Total desrespeito pela data em nossa rua. Moleques tocam músicas bem alto, amolando os vizinhos. O PAULO CÉSAR não foge a regra. Liga a televisão no volume além do necessário e assiste programas nada condizentes com a sexta-feira santa. Recebo um telefonema do Sr. PIRES, preocupado com as coisas do MMDC. Diz ele que conversou com SÓLON BORGES DOS REIS, uma pessoa que, no passado, ajudou muito a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Propõe-se a ajudar a Sociedade nos 70 anos da Revolução. Digo ao Sr. PIRES que SÓLON poderia fazer a palestra marcada para 4 de julho na ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA, conforme já conversei com o presidente da AORRPM, Cel. EDILBERTO.
Na TV assisto reportagens sobre a Encenação da PAIXÃO DE CRISTO em SANTANA DO PARNAIBA. Na PRAÇA DA PAZ, no IBIRAPUERA, está havendo uma manifestação com o slogan “VIOLÊNCIA É UMA DROGA”. Moradores de rua encenam a VIA SACRA no CENTRO DA CIDADE.

O padre MARCELO ROSSI reuniu, aproximadamente, quinze mil fiéis no SANTUÁRIO DO TERÇO BIZANTINO, em SANTO AMARO, realizando a Procissão e Celebração da PAIXÃO DO SENHOR. Na cerimônia, o bispo dom FERNANDO simulou as 14 estações da via–sacra, caminho de martírio de JESUS, onde o CRISTO, pelo sofrimento, ensina aos cristãos como suportar a dor pela fé no SENHOR.

Aproximadamente 30 mil fiéis participaram em APARECIDA das três encenações sobre a morte e a ressurreição de JESUS CRISTO, promovidas pela BASÍLICA NACIONAL e PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA. Na basílica, as encenações foram baseadas no tema da CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2 002 – POR UMA TERRA SEM MALES – FRATERNIDADE E POVOS INDÍGENAS.

O caminho do martírio de JESUS foi lembrado na via–sacra da AVENIDA PAULISTA. Realizada pelo quarto ano consecutivo, a representação organizada pelos universitários do Movimento Católico de Comunhão e Libertação reuniu aproximadamente 200 pessoas. A via–sacra começou às 11h15, com saída da Igreja Nossa Senhora do Paraíso, no Paraíso, região central de SÃO PAULO.
No autódromo de INTERLAGOS, acontecem os treinos livres para o GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA UM  BRASIL. O destaque é para MICHAEL SCHUMACHER, que faz o melhor tempo, na parte da manhã.  Seu irmão RALF ficou em segundo. Já RUBENS BARRICHELLO rodou na pista e não fez tempo. Com os treinos na parte da tarde, somados os tempos, temos DAVID COULTHARD em primeiro, JUAN PABLO MONTOYA em segundo, o novato ALLAN McNISH em terceiro, RALF SCHUMACHER em quarto, MICHAEL SCHUMACHER em quinto, KIMI RAIKKONEN em sexto, RUBENS BARRICHELLO em sétimo. O brasileiro ENRIQUE BERNOLDI ficou com o 12 º tempo e FELIPE MASSA com o 17 º .

CRISTÃOS DE TODA A PARTE DO PLANETA CELEBRARAM À SUA MANEIRA  A PAIXÃO E MORTE DE JESUS. FÉ, DEVOÇÃO E MARTÍRIO MARCARAM A SEXTA–FEIRA SANTA. Em meio à celebração da PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO, os católicos demonstraram preocupação com a frágil saúde do PAPA JOÃO PAULO II, que mais uma vez nesta semana teve de cancelar seus compromissos. O pontífice realizou parte da tradicional missa da SEXTA–FEIRA SANTA na BASÍLICA DE SÃO PEDRO, no VATICANO, e não pôde acompanhar a Procissão da Crucificação. O PAPA permaneceu apenas uma hora para ouvir confissões de quatro homens e quatro mulheres.

ISRAEL INVADE QUARTEL–GENERAL DE YASSER ARAFAT. Exército israelense afirma que seus soldados tomaram o controle da maior parte da AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA após um dia de violentos combates. Tanques israelenses e veículos blindados das Forças de Defesa de ISRAEL atacaram o quartel–general que protege o presidente da ANP, YASSER ARAFAT, na cidade cisjordaniana de RAMALLAH, disparando mísseis e derrubando partes do muro que cerca o complexo.

Em JERUSALÉM, uma mulher–bomba detonou uma forte carga de explosivos na entrada de um supermercado, matando duas pessoas. Pelo menos 19 pessoas ficaram feridas. O grupo radical BRIGADA DOS MÁRTIRES DA AL AQSA assumiu o atentado. Simultaneamente, um palestino esfaqueou dois israelenses até a morte em um assentamento judeu na FAIXA DE GAZA. 

2 003   :    -    SÁBADO
A ligação direta entre as estações da LUZ, BRÁS e BARRA FUNDA, projeto do Governo estadual que reúne uma série de intervenções no Centro de SÃO PAULO, deve demorar mais um ano e meio para ficar pronta. A obra, que já dura mais de dois anos, deveria ter sido entregue em dezembro de 2002. A previsão é que esteja concluída em meados de 2004. A demora na conclusão do PROJETO INTEGRAÇÃO CENTRO – que interditou parte da RUA MAUÁ e AVENIDA CÁSPER LÍBERO, em SANTA EFIGÊNIA – tem tirado o sono dos comerciantes da área. A obra impede que os usuários da estação tenham acesso às lojas, o que causou queda nas vendas. A maioria dos comerciantes demitiu funcionários e não paga aluguel há meses. A situação é tão crítica que muitos já fecharam suas portas. A área foi interditada pela CPTM em julho de 2001. A ESTAÇÃO DA LUZ passa por readequação de espaço e por uma reforma completa. Embaixo da estação estão sendo construídos dois saguões e três passagens de pedestres subterrâneas, com acessos à PINACOTECA DO ESTADO, à RUA MAUÁ e METRÔ LUZ e à AVENIDA CÁSPER LÍBERO. Além disso, as vias ferroviárias serão duplicadas. O custo total estimado do PROJETO INTEGRAÇÃO CENTRO é de 95 milhões de dólares, com uma parte financiada pelo BANCO MUNDIAL.  

LUCINDA fala sobre as atrapalhadas de dona ESMERALDA. Sua mãe continua vendo pessoas no quarto e sempre chama a filha para apontar a ela essas criaturas. Outra coisa em que dona ESMERALDA é obsecada; contar o dinheiro que traz consigo. Continua também a “alimentar” sua “criança”, uma boneca que está bem suja com as coisas que ela teima em por na boca da mesma. Até quando tudo isso irá continuar é uma incógnita. No dia 27, completou o sétimo mês de sua permanência em casa.
Uso esse sábado para colocar em dia o meu arquivo eletrônico e as pastas de vários assuntos extraídas dos jornais. Na tarde, assisto o jogo amistoso internacional. PORTUGAL e BRASIL jogam na cidade do PORTO, no estádio das ANTAS. A seleção comandada por LUIZ FELIPE SCOLARI sai na frente com um gol de PAULETA. Somente no segundo tempo é que RONALDINHO GAÚCHO empata a partida. Quase no final, num lance controvertido, ROBERTO CARLOS agride o juiz, dando-lhe um safanão com o ombro, desnecessariamente, sendo expulso. O brasileiro naturalizado português, DECO, cobra a falta e marca 2 a 1 para PORTUGAL, placar final. FELIPÃO vence PARREIRA no duelo dos técnicos.
BRASIL: MARCOS; CAFU, LUISÃO, EDMÍLSON e ROBERTO CARLOS; GILBERTO SILVA, KLÉBERSON, ZÉ ROBERTO (AMOROSO) (JÚNIOR) e RONALDINHO GAÚCHO; RONALDO (ADRIANO) e RIVALDO.

ROMPEU A BARRAGEM que continha mais de um bilhão de litros de dejetos químicos da INDÚSTRIA CATAGUASES DE PAPÉIS, provocando a contaminação das águas dos rios POMBA e PARAÍBA DO SUL, a partir do sudeste do Estado de MINAS GERAIS. Vai provocar a destruição da fauna e da flora dos rios, afetando também o abastecimento de água em vários municípios do RIO DE JANEIRO.

QUATRO SOLDADOS AMERICANOS morreram hoje num ataque suicida com um carro-bomba contra um posto de controle perto de NAJAF, no sul do IRAQUE. Segundo testemunhas, o carro, um táxi, parou num posto de controle da 3 ª DIVISÃO DE INFANTARIA DOS EUA e o motorista gritou por ajuda. Quando os soldados se aproximaram, a bomba foi detonada. A TV iraquiana informou que o autor do ataque era um oficial do Exército, ALI HAMMADI AL-NAMANI, que receberá duas condecorações póstumas. O vice – presidente iraquiano, TAHA YASSIM RAMADAN, disse que esse tipo de atentado será rotina e que será estendido aos territórios americano e britânico. Os EUA voltaram a bombardear BAGDÁ, causando sérios danos ao MINISTÉRIO DA INFORMAÇÃO.
A coalizão anglo-americana lançou ontem à noite um ataque com mísseis contra um edifício onde estavam reunidos membros do partido governista BAATH. Cerca de duzentos deles morreram.

2 004   :   -      SEGUNDA-FEIRA
O BOLETIM GERAL PM Nº 049/04 cita o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, do CSM/AM, como não incluso para a promoção a CABO, em abril próximo, por não preencher o requisito exigido pelo artigo 2º, inciso III e por ter sofrido desconto de tempo previsto no artigo 11, inciso I, tudo da LEI COMPLEMENTAR 892/01. O PM JOÃO acreditava que poderia ser promovido a cabo no mês que vem.

RODRIGO CÉSAR PINHEIRO PINHO, de 47 anos, assume hoje o cargo de procurador-geral de Justiça do Estado de SÃO PAULO para um mandato de dois anos. Primeiro colocado na eleição realizada entre promotores e procuradores paulistas, ele teve a nomeação confirmada pela escolha do governador GERALDO ALCKMIN na quinta-feira, dia 25, e agora garante que vai se empenhar na modernização do Ministério Público Estadual.
Formado em Direito pela USP, PINHO integra o Ministério Público desde 1980, tendo sido promovido a procurador de Justiça há doze anos. Entre 2002 e 2003, trabalhou como chefe de gabinete do procurador-geral LUIZ ANTÔNIO MARREY, que deixa o cargo ao sucessor que apoiou na eleição do dia 21 de março.

Logo cedo, telefona-me o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Continua ele afastado da presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a fim de cuidar da doença de dona JÚLIA, sua esposa. Conto a ele que amanhã deverei depor no 36º Distrito Policial no caso criado pelo CARVALHOSA na agressão cometida no dia 30 de janeiro, no interior do Monumento-Mausoléu.

Há dias que os fatos começam lamentáveis. Isso acontece com a minha viagem para SÃO PAULO. O trânsito está péssimo na marginal. Para se ter uma idéia, fiquei mais de duas horas no interior do ônibus. O sol ardia na cabeça da gente e, como sofro de pressão alta, a situação fica muito ruim para mim. Chego no MMDS quando são mais de 13 horas. É claro que a reunião de hoje fica prejudicada. Logo estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Dona CÉLIA conta os lances de uma colação de grau de um parente seu no CREDICARD HALL, onde ela e os demais de sua família sofreram com a enorme multidão que compareceu no local. Algumas pessoas se perderam e chegaram muito tarde para a formatura. Visita-me o CARLITO, o MÁGICO, pessoa que é muito amiga do Cel MENDES. Conta-me seus problemas financeiros e quer nossa ajuda. Logo depois chega o Sr. MARCONDES. Ele continua afastado da presidência, mas quer saber das novidades.
Dona OÇAINE, esposa do MENDES, foi operada pela manhã. Meu colega telefona do hospital da CRUZ AZUL. Conta que a operação durou cerca de três horas. Combina comigo a ida ao 36º Distrito Policial, amanhã à tarde.
O expediente de hoje no MMDC foi bem tranqüilo. Deixo o local às 16 horas. O retorno para GUARULHOS também não ofereceu dificuldade.

ESPECIALISTAS brasileiros engrossaram hoje o coro dos técnicos americanos, que desde quinta-feira, dia 25, consideravam se tratar de um furacão o CATARINA, sistema que castigou o Sul do País no domingo, dia 28. Um deles, o físico REINALDO HASS, disse que fenômenos do gênero na região podem ser mais comuns do que se imagina. Por isso, acredita que eles voltarão a ocorrer. No fim de semana, HASS chegou a ser arrastado pela força dos ventos com três colegas quando estudava o CATARINA no Balneário ARROIO DO SILVA. Hoje foi dia de reconstrução em TORRES, cidade gaúcha na divisa com SANTA CATARINA. Os bairros mais pobres, como CENTENÁRIO, VILA SÃO FRANCISCO e ARROIO, foram os mais castigados. Muitas casas de madeira ficaram quase destruídas. 

FALECEU em SÃO PAULO, aos 85 anos, CELINA DE ALMEIDA PRADO SAMPAIO GÓES. Pertencente a tradicionais troncos paulistas, era filha de JOÃO DE ALMEIDA PRADO NETTO e dona ANNA GUARACYABA DE BARROS PRADO. O enterro será realizado em JAHÚ.

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, numa decisão recebida com indignação pelos familiares das vítimas que assistiam ao julgamento, mandou hoje a um segundo júri os 4 PMs que, em fevereiro de 1999, mataram a tiros três rapazes em SÃO VICENTE e jogaram os corpos num matagal. Os PMs aguardarão na cadeia o novo júri, que será realizado o mais breve possível, segundo recomendação do Tribunal de Justiça.

Foi aberta hoje a exposição “ELSIE DUBUGRAS, UM SÉCULO DE SUPERAÇÃO-SÃO PAULO NO TEMPO DA GAROA”, em homenagem aos CEM ANOS de vida da jornalista e artista plástica ELSIE DUBUGRAS. A mostra retrata a SÃO PAULO do início do século XX e reproduz cenas de cartões-postais como a PRAÇA DA SÉ, a AVENIDA PAULISTA, o PÁTIO DO COLÉGIO, o LARGO DA MEMÓRIA e o TEATRO MUNICIPAL. Ao todo são 35 telas, que fazem parte do acervo artístico do banco SANTANDER BANESPA e que foram doados pela própria artista. Paulistana, ELSIE fez vários estudos sobre questões religiosas e paranormais, tendo acompanhado a vida e a obra de CHICO XAVIER. Atualmente, é editora especial da revista “PLANETA”. Exposição no saguão do Edifício ALTINO ARANTES.

CONDENADA a dois anos de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva por doping a fundista MARIZETE REZENDE. Um exame feito após a vitória de MARIZETE na meia maratona do RIO DE JANEIRO, em agosto de 2003, acusou a presença em seu organismo de eritropoetina, substância proibida que aumenta a resistência física. Em MANAUS.

DENUNCIADOS o presidente da Caixa Econômica Federal, JORGE MATTOSO e o vice-presidente de Logística, PAULO BRETAS, acusados por contrato irregular de operação da rede de loterias entre a instituição e a multinacional americana GTECH, pelo Ministério Público, em BRASÍLIA.

Confessou ter participado de dois ataques a bomba em OSLO, em 1990, o neonazista JOHNNY OLSEN, de 41 anos. OLSEN decidiu confessar após ver o filme A PAIXÃO DE CRISTO, de MEL GIBSON. Em OSLO.

Com apenas 17 anos, o espanhol RAFAEL NADAL já conseguiu uma grande façanha no tênis – eliminou o suíço ROGER FEDERER, líder do ranking, na terceira rodado do MASTERS SERIES DE KEY BISCAYNE. Depois do jogo, FEDERER reclamou de dores no tornozelo e problemas musculares.

O tribunal de VILNA, capital da LITUÂNIA, condenou hoje o roqueiro francês BERTRAND CANTAT a oito anos de prisão pela morte de sua namorada, a atriz francesa MARIE TRINTIGNANT, filha do ator JEAN-LOUIS TRINTIGNANT e da cineasta NADINE TRINTIGNANT. O tribunal classificou o crime como “homicídio premeditado”. CANTAT, de 40 anos, espancou MARIE na noite de 27 de julho de 2003 em um hotel em VILNA. A atriz, de 41 anos, morreu no dia 1º de agosto em conseqüência de graves feridas na cabeça, vítima de edema cerebral. Ela estava rodando, na LITUÂNIA, um filme para a televisão com sua mãe. Foi num quarto de hotel que o casal brigou. CANTAT havia misturado droga e bebida quando espancou MARIE. A mãe da atriz disse que, depois da briga, o roqueiro dormiu e só foi providenciar socorro depois de sete horas. Durante o julgamento, CANTAT, vocalista da banda NOIR DESIR, argumentou que a morte de MARIE foi um acidente trágico. O roqueiro afirmou que havia golpeado sua namorada por quatro vezes, mas os fiscais lituanos anunciaram que foram 19 golpes no total. A promotoria lituana havia pedido nove anos de prisão para CANTAT.

Tropas britânicas entraram em confronto hoje com membros de um grupo radical islâmico ao tentar removê-los de um prédio governamental que haviam ocupado ilegalmente em BASRA, no sul do IRAQUE. Pelos menos três militares e quatro iraquianos ficaram feridos. Imagens de TV mostram os soldados, com escudos e bastões, em confronto com cerca de 80 manifestantes que usavam barras de ferro e pedras contra as tropas. Um deles tentou tirar o fuzil de um britânico, mas foi dominado pelos demais soldados. Após 25 minutos de choques, as forças britânicas assumiram o controle do edifício.

O jordaniano MOHAMED RASHDAN garantiu hoje que o francês JACQUES VERGÉS – advogado do carrasco nazista KLAUS BARBIE- não fará a defesa do ex-presidente SADDAM HUSSEIN. Uma rede de profissionais chefiada por RASHDAN, em cooperação com a UNIÃO ÁRABE DE ADVOGADOS, cuidará do caso, segundo o advogado francês EMMANUEL LUDOT. VERGÉS reiterou hoje que foi contratado pela família de SADDAM.

Dois atentados suicidas, ataques contra patrulhas policiais e uma explosão numa suposta fábrica de bombas de terroristas causaram a morte, hoje, de dezenove pessoas (incluindo dois suicidas) e ferimentos em 26 na ex-república soviética do USBEQUISTÃO. O balanço é da procuradoria-geral do País, que atribuiu todas as explosões ao Movimento Islâmico do USBEQUISTÃO, ligado à rede AL-QAEDA, de OSAMA BIN LADEN. A primeira explosão ocorreu de manhã, na entrada de uma loja de brinquedos no mercado de CHORSU, em TASHKENT, a capital usbeque, e foi provocado por uma mulher-bomba. Um menino e a atacante morreram e 21 pessoas ficaram feridas. Meia hora depois, outra atacante suicida detonou uma bomba em um ponto de ônibus perto de uma delegacia. Morreram a extremista e três policiais. Na madrugada, franco-atiradores atacaram duas patrulhas policiais, matando três agentes e ferindo um outro, em TASKHENT. Ainda na capital, autoridades disseram ter evitado um atentado ao apreenderem no domingo, dia 28, um carro carregado com bombas caseiras. Na vila de KAJARMON, dez pessoas morreram e quatro ficaram feridas numa explosão, hoje, numa casa onde havia uma tonelada de explosivos, armas e textos sobre extremismo. Um acidente teria ocorrido quando eles montavam bombas.

O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, recebe na CASA BRANCA, em WASHINGTON, os líderes dos sete novos países que hoje apresentaram suas credenciais, formalizando seu ingresso na ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE (OTAN). Os novos membros da ALIANÇA ATLÂNTICA são todos do Leste Europeu, antiga área de influência da ex-URSS: BULGÁRIA, ROMÊNIA, ESTÔNIA, LITUÂNIA, LETÔNIA, ESLOVÁQUIA e ESLOVÊNIA. BUSH agradeceu a contribuição dos chefes de governo nas campanhas do AFEGANISTÃO e do IRAQUE, destacando que a guerra ao terrorismo é o novo desafio da OTAN.  Pela manhã, os líderes haviam sido recepcionados pelo secretário de Estado americano, COLIN POWELL. No dia 2 de abril, sexta-feira, eles comparecerão ao ato formal de admissão na sede da ALIANÇA ATLÂNTICA, em BRUXELAS-BÉLGICA.

A atriz francesa SIMONE RENAN morreu, aos 93 anos, em PARIS. Com mais de 40 filmes no currículo, SIMONE foi uma das mais requisitadas estrelas européias das décadas de 40 e 50 e participou do clássico CRIME EM PARIS, de HENRI GEORGES CLOUZOT, de 1947.

O cantor folk britânico BOB COOPER morreu nesta segunda-feira, aos 89 anos, quatro dias depois de ter ido ao PALÁCIO DE BUCKINGHAM para se tornar Membro da ORDEM BRITÂNICA. Desde os anos 30, COOPER, de família de fazendeiros, cantava as músicas que seu avô e seu pai compunham. A partir dos anos 50, ele começou a se apresentar e a gravar.

2 005  :    -   TERÇA-FEIRA
Abertura da “COLEÇÃO ROBERTO MARINHO”, no Museu de Arte Moderna, MAM, no PARQUE DO IBIRAPUERA. O público poderá ver 147 obras das cerca de 200 que encantaram os cariocas. Estarão expostos 12 DI CAVALCANTI, 9 PORTINARI, 12 GUIGNARD, 30 ISMAEL NERY além de trabalhos de ARIANO SUASSUNA, MANABU MABE e IBERÊ CAMARGO. São curiosas as histórias envolvendo cada aquisição. O quadro “O BONECO” (1929), de JOSÉ PANCETTI, era dos preferidos de ROBERTO MARINHO. “Minha secreta paixão talvez se explique pelo fato de vê-lo como um símbolo do momento solitário em que o menino desenha, com as cores da pureza, o futuro do homem que ele será um dia”, dia o colecionador. Os oito quadros de ROBERTO RODRIGUES também mereciam especial carinho do jornalista. Irmão do escritor NÉLSON RODRIGUES, o desenhista foi assassinado por engano, com 23 anos, na redação do jornal “CRÍTICA”, em 1929, por uma mulher que pretendia matar seu pai, MÁRIO RODRIGUES. Até 22 de maio essa mostra estará à disposição dos paulistanos. Depois seguirá para MINAS, RIO GRANDE DO SUL, PERNAMBUCO e PARANÁ. A exposição ficou em cartaz entre 3 de dezembro de 2004 – dia de aniversário do fundador das ORGANIZAÇÕES GLOBO - até 13 de fevereiro no PAÇO IMPERIAL, no RIO DE JANEIRO. Montada para celebrar os 100 anos de nascimento do jornalista ROBERTO MARINHO, foi vista por 480 mil pessoas.

JEAN concorre hoje ao prêmio de um milhão de reais com GRAZIELLI e SAMMY. Professor baiano e gay que se assumiu no ar, é o melhor exemplo do “sonho brasileiro”, fantasia chapada que a TV adora criar. Veio de família pobre, batalhou para estudar. Tornou-se homem culto, mas um pouco fútil, o que pode ser divertido. E, assim, animado, fervido e autêntico, o professor venceu cinco paredões. No BIG BROTHER mais acirrado de todos, ele foi para a fogueira logo na primeira semana, contra JULIANA – a menina cheia de piercings e cabelo pintado com papel crepom cor-de-rosa. Aquela turma esquisita e cheia de si – ROGÉRIO, PAULO ANDRÉ e ALAN, que na reta final se amarrou em GRAZIELLI e virou bonzinho – queria de cara eliminar as diferenças. Notável jogador (indiscutivelmente o mais inteligente da Casa), JEAN venceu as diferenças sem um escorregão qualquer.  Fã de CAETANO VELOSO, NEY MATOGROSSO e FERNANDA YOUNG, JEAN jogou até quando foi flagrado explicando para NATÁLIA o significado da palavra trégua, quando ia para a cozinha fazer o almoço mesmo estando no paredão ou quando lia contos para os companheiros de confinamento. Se ele vencer na noite desta terça-feira, este BBB terá sido um dos programas mais previsíveis de todos os tempos. Pelo menos ontem o resultado ainda não parecia assim tão óbvio. GRAZIELLI tem carisma suficiente para fazer sombra para o professor. SAMMY é o azarão do trio. O sansei estava com apenas uma estrelinha de popularidade no site do programa, ontem, contra as cinco de JEAN e GRAZIELLI.

Passo hoje cedo pela Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP e encontro na porta de entrada com o CORONEL PM Ref JORGE GONÇALVES, TENENTE-CORONEL PM Ref AMORIM, CAPITÃO Ref AMORIM, TENENTE Ref CONCEIÇÃO e outros oficiais. Uma comissão deles está iniciando uma viagem até CAMPINAS. O Tenente-Coronel AMORIM, secretário da Associação, quer conversar comigo e me leva até a sua repartição. Diz que o presidente da Diretoria Executiva está convocando uma ASSEMBLÉIA GERAL para o dia 15 de abril a fim de estudar e decidir a atual situação da civil OLÍVIA. Essa senhora ocupa cargo de diretoria há muitos anos, contrariando dispositivos estatutários e da própria lei civil. O CORONEL PM Ref THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO vem lutando contra essa situação e agora há uma séria ameaça da Entidade perder o direito ao desconto em folha face essa irregularidade. A finalidade do EDITAL DE CONVOCAÇÃO é que os associados, em ASSEMBLÉIA GERAL tomem uma posição definitiva quanto ao problema de dona OLÍVIA. É uma situação muito desconfortante para quem for presidir essa Assembléia e o AMORIM está me escolhendo, pois conheço bem esse problema. Na realidade dona OLÍVIA já deveria ter sido eliminada da diretoria, pois quando de sua posse eu apenas atendi uma liminar judicial. O CORONEL CRUZ deveria ter resolvido esse problema, já transcorrido mais de um ano. É que dona OLÍVIA sempre esteve à testa dessa diretoria, acobertada pelo marido, TENENTE Ref CORNÉLIO MUDO, que como advogado tem exercido certa pressão contra o presidente da Instituição.
Fico sabendo pelo AMORIM que no dia 25 de março foi publicada em DIÁRIO OFICIAL a aposentadoria do CORONEL PM JUIZ UBIRAJARA ALMEIDA GASPAR. Para a sua vaga foi nomeado o CORONEL PM FERNANDO PEREIRA, ex-SubComandante da PMESP. Também comentamos a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM JOSÉ VALDIR FULLE. Somente depois dessas conversas com o AMORIM é que vou conversar com OREZ, ALEMÃO, AMÉRICO e outros. O tempo transcorre muito rápido.
Por volta das 15 horas, telefono para o meu genro ADALVO. Quero notícias de POÁ. Ele não me atende muito bem, dizendo-se chateado porque telefonei ao RENATO e pedi para que me telefonasse. Os parentes são assim, esquecem da gente e ainda se sentem no direito de se dizer ofendido. A verdade é que há interesses escusos por trás de tudo isso, relacionados com a herança deixada pela minha mãe. Minha presença incomoda.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC as funcionárias MÔNICA e LUCIENE estão apavoradas porque o Sr MARCONDES quer entregar uma medalha CONSTITUCIONALISTA para o futuro comandante da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, no próximo dia 8 de abril, por ocasião de sua posse, e elas não sabem como proceder. A CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS também está sabendo da intenção do presidente e precisa acertar os detalhes para a outorga da medalha ao CORONEL PM ELIZEU LEITE DE MORAES. A MÔNICA recebe instruções minhas para elaborar o Ofício de Outorga da Medalha e os contatos que precisa manter. A outra funcionária, LUCIENE, que teve sérios problemas com uma infeçção no pé, está de volta. Colabora muito com os problemas da Sociedade. Com isso, o regresso para GUARULHOS é mais demorado. Estou chegando em casa quando recebo um telefonema do CORONEL PM Res ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, que quer discutir comigo assuntos relacionados ao Imposto de Renda. 
    
Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas devido a uma explosão ocorrida hoje em um posto de combustíveis situado no JARDIM RODOLFO PIRANIE, em SÃO MIGUEL PAULISTA. A explosão ocorreu por volta das 11:30 horas, quando o escavador JOSÉ PEDRO ALVES DOS SANTOS, 66 anos, estava doze metros abaixo da terra, cavando um poço artesiano clandestino no AUTO POSTO ALBATROZ, a poucos metros dos oito tonéis utilizados para armazenar combustíveis. Foi necessária a mobilização de sete carros e 25 homens do Corpo de Bombeiros para isolar a área, que continua sob risco de explosão. A causa mais provável da explosão é a existência de gases combustíveis no buraco. SANTOS acendeu uma lanterna e a faísca produzida pelo equipamento teria causado a explosão, que matou o escavador e estilhaçou e amassou seis veículos. Metade do teto do posto foi danificada. Cinco pessoas foram arremessadas. A explosão não causou chamas, mas a pressão pôde ser sentida a 30 metros de distância, estilhaçando vidros de casas e lojas situadas do outro lado da avenida.

A torcida do SÃO PAULO formou filas quilométricas hoje diante das bilheterias do PACAEMBU para garantir presença na partida contra a PORTUGUESA, que poderá garantir o título de CAMPEÃO PAULISTA DE 2005 por antecedência. As vendas de ingresso prosseguirão amanhã.

O PALMEIRAS do atacante RICARDINHO bateu hoje o UNIÃO BARBARENSE por 1 a 0 e praticamente afastou o risco de rebaixamento. Outros resultados: ITUANO 2 x AMÉRICA 0; SÃO CAETANO 0 x PORTUGUESA  SANTISTA  2; MARÍLIA  0  x  RIO  BRANCO  0; PAULISTA 2 x INTERNACIONAL, de LIMEIRA 1.

O atacante RONALDO quebrou o silêncio hoje, em MONTEVIDÉU, para desabafar. Abriu mão da blindagem que se formou em torno dele para protegê-lo das críticas e enfrentou os microfones. O jogador, que vem sendo criticado por viver má fase no REAL MADRID, garantiu hoje que não está dando ouvidos ao que dizem dele. Afirma até que tem evitado ler jornais. No entanto, mostrou-se muito irritado com as especulações sobre a suposta gravidez de sua mulher, a modelo DANIELA CICARELLI. “Eu fico muito chateado com as pessoas que fazem esse tipo de sensacionalismo. Querem antecipar uma notícia que não existe”, afirmou. “Nós queremos ter filhos, estamos planejando. Mas não agora”, disse. RONALDO reconhece que não vive um bom momento, mas está certo de que é apenas uma fase passageira. “Basta que os gols comecem a sair para que todo esse clima que estão criando em torno de mim acabe”.  

Com um resultado apertado, o professor baiano JEAN WILLYS faturou o prêmio de um milhão de reais na quinta edição do BIG BROTHER BRASIL – nas edições anteriores o prêmio era de quinhentos mil reais. Foram mais de 32 milhões de votos por telefone e via internet. O professor baiano virou o jogo na reta final, até hoje à tarde, quando enquetes de sites davam GRAZIELLI como a vitoriosa. “Fico feliz em mostrar que o brasileiro comum pode ser inacreditável”, disse JEAN, assim que deixou a casa. A miss PARANÁ, GRAZIELLI MASSAFERA, segunda colocada, levou cinqüenta mil reais e falou que estava feliz com seu prêmio e que “quem merecia mesmo era JEAN”. SAMMY, o comerciante de IDAIATUBA, também ganhou vinte mil reais. Além disso, os três ganharam outros prêmios. Para apresentar o resultado, PEDRO BIAL disse que JEAN e GRAZI eram os termômetros da sociedade brasileira. “Vocês mostraram como as pessoas estão lidando com seus preconceitos”. Para ele, antes da homossexualidade do professor, GRAZI sofria preconceito por ser mulher, bonita, loira e, ainda por cima, miss. O programa teve início por volta das 22 horas, ficou uma hora e meia no ar e registrou 57 pontos no IBOPE – a maior audiência desta edição.
JEAN WILLYS DE MATOS SANTOS, 31 anos, conquistou a vitória hoje após vencer cinco paredões. Ele causou polêmica ao afirmar em sua primeira indicação que só havia ido para a berlinda por ser homossexual. Na BAHIA, ele atua no GGB (Grupo Gay na BAHIA). Formado em jornalismo, dá aulas de cultura brasileira e baiana na faculdade JORGE AMADO. Ele tem um liro de contos publicados e, segundo seu irmão, deve reeditá-lo. Depois de se tornar o primeiro gay a assumir sua condição sexual em um programa de TV, JEAN WILLYS também se tornou a vedete dos agitos homossexuais pelo BRASIL.
Além do dinheiro abocanhado no último dia do programa, JEAN, GRAZIELLI e SAMMY saíram do BBB5 com uma série de prêmios que ganharam durante a gincana. Na tarde, cada um deles foi presenteado com um carro. Era o segundo da miss paranaense, que já tinha levado outro automóvel ao vencer uma prova do líder. Já SAMMY sai do programa também com uma franquia de uma rede de “fast food” (no valor de quatrocentos mil reais) e uma viagem com acompanhante para NOVA YORK, nos EUA. De extra, JEAN leva só o carro dado hoje.
KLÉBER BAMBAM foi o primeiro a vencer o BIG BROTHER BRASIL. Ele usou uma parte dos quinhentos mil reais para comprar dois apartamentos no RIO DE JANEIRO. Outra parte investiu em sua carreira artística, mas conta que boa parte do dinheiro foi colocada em aplicações financeiras.
RODRIGO FRAGA LEONEL, o caubói do BBB2 investiu parte do prêmio em cabeças de gado. “Comprei ainda três apartamentos, um para minha mãe e um para cada uma das minhas filhas”. Outra aquisição posterior ao “reality show” foi um jornal sobre assuntos do mundo veterinário, o “ANIMANIA”.
ANDRÉ FONTES, o “DHOMINI”, depois de levar o prêmio de quinhentos mil reais pelo BBB3, o mineiro conheceu o BRASIL em uma viagem de carro. “Foi a realização de um sonho antigo”, afirma DHOMINI. Além disso, comprou uma frota de caminhões e alguns imóveis em GOIÂNIA, onde mora.
GECILDA DA SILVA DOS SANTOS, a babá, que venceu o BBB4, comprou uma casa de 150 mil reais, com dois quartos, duas salas e dois banheiros. Comprou também uma casa para a mãe e aplicou o restante do prêmio. “Quero abrir um negócio depois que o meu filho nascer”, conta CIDA.

Dois dias antes de ser exonerado da POLÍCIA MILITAR, no dia 24, o PM ELIEL XAVIER ARRUDA, de 26 anos, foi preso acusado de latrocínio; ele é suspeito de matar a tiros a empresária CRISTIANE REGINA PARISE, de 33 anos, e a amiga CAROLINE DE JÓRIO, de 30 anos, para roubar o FORD ECO SPORT da empresária, no dia 17 de março. ARRUDA foi exonerado porque não pagou dívidas, o que caracterizaria um comportamento inadequado para a função pública.

SAMUEL ALVES DOS SANTOS, de 23 anos, foi morto e esquartejado hoje numa cela do presídio de segurança máxima BALDOMERO CAVALCANTI, em MACEIÓ. Ele teve a cabeça e a perna esquerda arrancadas do corpo com golpes de espeto. Também tinha 54 perfurações nas costas e cortes nos braços e na perna direita. O preso CARLOS ROBERTO DOS SANTOS BARROS, de 28 anos, confessou o crime e disse que havia sido ameaçado de morte por SAMUEL ALVES DOS SANTOS.

O rompimento do namoro pode ter sido a motivação para o assassinato da bacharel em Turismo, PAOLA BERTUOL, de 23 anos, morta a facadas na noite de domingo, dia 27, em seu apartamento de COPACABANA, no RIO DE JANEIRO. PAOLA morava na LIBERDADE, centro da Capital, e foi passar a Páscoa no RIO. O namorado dela, o guardador de carros MARCELO ALVES MONTEIRO, de 24 anos – que ela conheceu no RIO no início do ano – é o principal suspeito da polícia. O pai da jovem, PAOLO BERTUOL, de 52 anos, disse que amigos que passaram o feriado de Páscoa em COPACABANA contaram que PAOLA e MONTEIRO romperam o romance na noite de sábado. “Ele não teria aceitado o fim do namoro”, disse o pai. Os amigos foram embora na tarde de domingo e a jovem ficou sozinha no RIO. PAOLA foi morta por volta da uma hora da madrugada de segunda-feira. Ela foi enterrada hoje no Cemitério de VILA NOVA CACHOEIRINHA, na zona norte. No velório, a irmã era uma das mais abaladas. A mãe ficou ao lado da filha no velório. O corpo foi sepultado às 17:30 horas.

CONCEDIDA indenização de 78 mil reais ao ex-deputado TENÓRIO CAVALCANTI, que morreu em 1987. Político folclórico, com base na BAIXADA FLUMINENSE, ganhou o apodo de “o homem da capa preta” e chegou a ser acusado de assassinato. Teve os direitos políticos cassados pelo regime militar em 1964. A indenização será paga à viúva, WALKÍRIA LOMBA CAVALCANTI. Em BRASÍLIA.

SANCIONADO o conjunto de mudanças no CÓDIGO PENAL que atualiza a linguagem e os entendimentos jurídicos sobre vítimas e autores de crimes sexuais. Em vigor desde 1940, a legislação tinha conceitos ultrapassados como a figura jurídica da “mulher honesta” para vítima de violência sexual ou atentado ao pudor. Também deixa de existir o crime de adultério. Pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, em BRASÍLIA.

O governo fracassou hoje à noite na tentativa de sepultar a Medida Provisória 232, que corrige em 10% a tabela do Imposto de Renda das pessoas físicas e aumenta impostos para prestadores de serviços. Sem votos para aprovar a MP, o governo havia anunciado que derrubaria a proposta no plenário da Câmara e enviaria projeto de lei sobre o tema em 15 dias. Mas foi surpreendido pela disposição dos deputados de aprovar apenas a correção da tabela do IR em vez de rejeitar a MP em sua totalidade. Com receio de serem derrotados e de verem apenas a correção aprovada, os partidos governistas entraram em obstrução. A votação da MP ficou para amanhã.

“DO OUTRO LADO DA RUA”, filme de MARCOS BERSTEIN, foi o grande vencedor da segunda edição do prêmio de cinema da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira, entregue hoje no CCBB. Ficou com 3 dos 6 troféus: filme, atriz (FERNANDA MONTENEGRO) e roteiro (BERSTEIN e MELANIE DANTAS). Os outros foram para “ENTREATOS”, de JOÃO MOREIRA SALLES (documentário), DANIEL DE OLIVEIRA (ator, em “CAZUZA, O TEMPO NÃO PÁRA”) e CLÁUDIO TORRES (diretor de “REDENTOR”). A ACIE tem 250 associados, ao RIO, SÃO PAULO e BRASÍLIA, e a maioria afirma que seu interesse pelo País foi despertado por um filme que assistiram em seus países de origem. Por isso, eles criaram o prêmio, logo adotado pelo CCBB.  

Um joguinho de tênis para relaxar custou caro ao piloto JUAN PABLO MONTOYA. Ele terá de ficar pelo menos cinco semanas com o ombro esquerdo imobilizado – o fraturou por causa de queda em quadra – e está fora do GP de BAHREIN, domingo, dia 3 de abril, e do de SAN MARINO, em ÍMOLA, dia 24 de abril. Nem no GP DA ESPANHA, dia 8 de maio, ele está garantido. A McLAREN convocará o espanhol PEDRO DE LA ROSA. O colombiano machucou-se no último sábado, em jogo com seu preparador. O silêncio dos envolvidos gerou a desconfiança de que o piloto se machucou por causa de tombo quando praticava motocross.
   
Passado o temor dos tsunamis, que deixou toda a região do OCEANO ÍNDICO em pânico durante a madrugada de segunda-feira, dia 28, para hoje, os indonésios começam a contabilizar os estragos do violento terremoto que atingiu as ILHAS de NIAS e SIMEULUE, na costa ocidental de SUMATRA. Hoje à tarde, as primeiras equipes de socorro chegaram às duas ilhas, onde as estimativas oficiais indicam pelo menos mil mortes, a maioria em NIAS, cuja capital, GUNUNG SITOLI, de 30 mil habitantes, foi severamente atingida. A mobilização de recursos humanos e materiais desta vez foi mais rápida do que no maremoto de 26 de dezembro de 2004. No entanto, a aterrissagem dos aviões com assistência foi dificultada pelo mau tempo e pelos danos causados no aeroporto de GUNUN SITOLI pelo sismo de 8,7 na escala RICHTER.


Ao mesmo tempo em que rebeldes iraquianos confirmavam hoje o seqüestro de três jornalistas romenos, o primeiro-ministro francês, JEAN-PIERRE RAFFARIN, afirmou em PARIS que seu governo havia estabelecido “contatos aparentemente estáveis” com os seqüestradores da jornalista FLORENCE AUBENAS, do jornal LIBÉRATION, retida no IRAQUE desde janeiro deste ano. Quarenta e oito horas depois da difusão de um vídeo na qual os rebeldes pediam a mediação de um deputado francês – DIDIER JULIA – RAFFARIN pediu aos seqüestradores que se dirigissem exclusivamente às autoridades da FRANÇA. Segundo ele, os rebeldes responderam a essa mensagem. RAFFARIN, no entanto, não quis entrar em detalhes sobre o contato mantido com os captores de FLORENCE AUBENAS. MARIE JEANNE ION e o cinegrafista SORIN DUMITRU, da emissora PRIMA TV, assim como EDUARD OVIDIU OHANESIAN, do jornal ROMANIA LIBERA, foram seqüestrados na segunda-feira à noite em BAGDÁ. Os seqüestradores exigem 4 milhões de dólares para libertá-los. Pelo menos sete pessoas morreram e 17 ficaram feridas em vários ataques hoje no IRAQUE. Em KIRKUK, um carro-bomba explodiu durante a passagem de um comboio de cinco automóveis num dos quais viajava o diretor do serviço de distribuição de água, o curdo ABDELKADER ZINGANEH, que escapou ileso.

ABERTA a temporada anual de caça às focas no CANADÁ. É a maior cota já autorizada pelo governo: 320 mil filhotes devem ser mortos até 15 de maio. No período de duas semanas que se segue ao nascimento, os filhotes ainda conservam a pelagem branca preferida pelos comerciantes que continuam no ramo, embora os EUA e boa parte da EUROPA tenham proibido a importação dessas peles. A matança de focas é alvo de protestos ambientalistas desde a década de 1960 e de denúncias de que muitos animais, abatidos a porretadas, são escorchados ainda vivos. No CANADÁ.

HOSPITALIZADA com fratura no ombro e desorientação JOAN KENNEDY, de 68 anos, ex-mulher do senador EDWARD KENNEDY. Ela foi encontrada caída na rua por uma vizinha, que chamou a emergência. No passado, teve problemas com alcoolismo. Em MASSACHUSETTS.

O relatório da comissão independente que investigou o programa “PETRÓLEO POR ALIMENTOS”, não encontrou provas suficientes sobre o envolvimento do secretário-geral da ONU, KOFI ANNAN, em irregularidades. Mas acusou o filho de ANNAN, KOJO, de tentar ocultar suas relações trabalhistas com a empresa suíça COTECNA – que obteve contratos milionários no programa – e de não cooperar com a comissão investigadora. Embora não tenha atribuído culpa a KOFI ANNAN, o relatório criticou o secretário-geral por seu pouco empenho na investigação do escândalo.

O escritor e roteirista de cinema MICHEL GRISOLIA, conhecido por seus livros policiais e adaptações para o cinema morreu hoje em PARIS, aos 56 anos, após sofrer acidente vascular cerebral. GRISOLIA foi autor de cerca de 30 obras. Seu primeiro livro, O INSPETOR DO MAR, publicado em 1977, teve versão para o cinema dirigido por GEORGES LAUTNER com o título “TIRA OU LADRÃO”, em 1979.

FALECEU, aos 67 anos, o advogado que conseguiu a absolvição do jogador de futebol americano O. J. SIMPSON, acusado de matar sua ex-mulher. JOHNNIE COCHRAN defendeu também o jogador JIM BROWN, acusado de estupro, e o ator TODD BRIDGES, acusado de tentativa de assassinato. A morte foi em decorrência de um tumor no cérebro. Em LOS ANGELES.

2 006  :   -   QUARTA-FEIRA        51841411531.
Acordo a LUCINDA por volta das 4:45 horas. Ela, por sua vez, desperta o CABO PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR. Depois de muitos anos, essa rotina da LUCINDA chega ao final. O seu filho está prestes a passar para a inatividade. Amanhã, ele entra em gozo de 30 dias de férias. Seu retorno, em fins de abril, será para assinar o documento solicitando a reforma. A data para que ele se afaste definitivamente da Corporação é 3 de maio.

Choveu durante a madrugada. Em conseqüência, esfria. Nesta manhã, a temperatura é baixa e a chuva continua. O trânsito fica ruim e o ônibus que pego na avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA demora em chegar na estação ARMÊNIA. Hoje, por volta das 9:45 horas, GESOFATO retornou para a PMBA. VICTÓRIO foi acompanhá-lo, em nome dos oficiais do MMDS. Almoço com os oficiais dessa Entidade. Comentamos a saída do último homem forte do presidente LULA. Agora o presidente está nu e exposto às investidas dos seus adversários. Fala-se que a próxima vítima deverá ser seu filho. Este, se locupletou, como filho do presidente, ficando rico nos anos em que o pai ocupou o Palácio do Planalto. Em SÃO PAULO, aguarda-se para hoje a saída de SERRA da Prefeitura, candidatando-se ao governo do Estado. O governador ALCKMIN, por sua vez, sairá do Palácio dos Bandeirantes ainda nesta semana.
Com a chuva caindo, a reunião das quartas-feiras na Sociedade Veteranos de 32-MMDC fica um tanto prejudicada. O presidente GINO, seu filho ALDO, CORONEL MENDES, CORONEL CANAVÓ estão presentes. Ajudo o MENDES quanto ao cadastramento de sua residência, através internet.    
Boa parte do estado de SÃO PAULO amanheceu hoje sob um temporal que provocou inundações, transtornos no trânsito, além de três mortes. Em PEDREIRA, na região de CAMPINAS, o desabamento de um muro matou uma mulher e sua filha de sete anos. Em JABOTICABAL, um homem de 58 anos morreu afogado quando tentava evitar que seu carro fosse arrastado por uma enxurrada. No bairro de GUAIANASES, zona leste da Capital, uma mulher de 20 anos e uma garota de 13 ficaram levemente feridas, vítimas de um soterramento. Apesar de a casa em que estavam ter desabado, ambas passam bem. À tarde, a chuva causou quebra de uma barreira e a abertura de uma cratera de 15 metros de largura por 7 metros de profundidade no trecho da linha de trem entre as estações BOTUJURU e CAMPO LIMPO, em CAMPO LIMPO PAULISTA, a 45 km da Capital (que integra a linha A, LUZ-FRANCISCO MORATO). A linha foi interditada até JUNDIAÍ, prejudicando 7 mil passageiros. Estes foram atendidos pelo PLANO DE APOIO a Empresas em Situação de Emergência. O reparo da linha deve durar 20 dias, segundo a CPTM.
SÃO CAETANO DO SUL ficou totalmente isolado da Capital. Durante a madrugada, a chuva alagou as principais vias que ligam os dois municípios, dificultando o trânsito de carros e ônibus que rumavam para SÃO PAULO na manhã. Motoristas e passageiros ficaram parados por horas. Os moradores do JARDIM ROCHDALE, em OSASCO, perto da divisa com a Capital, ficaram ilhados pela chuva durante a madrugada e a manhã de hoje.
 
Um jogo que começou cheio de problemas para o SANTOS, mas que acabou da melhor forma para o líder, que, de virada, fez 3 a 1 sobre o BRAGANTINO, na VILA BELMIRO. Assim, manteve quatro pontos de vantagem sobre o SÃO PAULO, a duas rodadas do fim do CAMPEONATO PAULISTA. O SÃO PAULO venceu o AMÉRICA por 2 a 0 e enfrentará o SANTOS no próximo domingo, no MORUMBI. Os são-paulinos têm de ganhar tanto o clássico quanto o jogo com o ITUANO e precisam ainda torcer por um tropeço da equipe da Baixada diante da LUSA, na VILA BELMIRO, na última rodada. O PALMEIRAS, com a derrota hoje para o PAULISTA por 3 a 0, deixou a briga pelo título.
O MOGI MIRIM é o primeiro time rebaixado para a SÉRIE A2 do CAMPEONATO PAULISTA. Perdeu hoje para o NOROESTE por 2 a 1, em casa, amargou a 12 ª derrota e permaneceu na última colocação, com apenas nove pontos. MARÍLIA e PORTUGUESA estão quase rebaixados. Empataram por 2 a 2 no Estádio BENTO DE ABREU, em MARÍLIA. Com o resultado, as duas equipes seguem na zona do rebaixamento e têm apenas chances matemáticas de se manter na Primeira Divisão. Outros jogos: SANTO ANDRÉ 1 x RIO BRANCO 3; ITUANO 3 x JUVENTUS 0; SÃO BENTO 1 x PORTUGUESA SANTISTA 0.  

O ciclista WANDERLEY MAGALHÃES, que entre 1980 e 1994 representou o BRASIL nas principais competições nacionais e internacionais, morreu ontem, às 20:25 horas, no Instituto Ortopédico Goiano, em GOIÁS. WANDERLEY foi vítima de falência múltipla dos órgãos, por causa de um câncer, descoberto há 45 dias. Aos 39 anos, era diretor da Liga Goiana de Ciclismo. O corpo será sepultado amanhã, em GOIÂNIA. Competiu no ciclismo profissional na EUROPA, pela equipe belga LOTTO/CALÓI – disputou a VOLTA DA FRANÇA (1994). Venceu provas na ESPANHA, BÉLGICA, PORTUGAL, ITÁLIA, ÁUSTRIA e FRANÇA. Ganhou a medalha de bronze no Pan-Americano de HAVANA (1991) e venceu a RUTAS DE AMÉRICAS (1986). Também representou o BRASIL na OLIMPÍADA DE SEUS (1988) e BARCELONA (1992). Entre as conquistas importantes no BRASIL está o tricampeonato na tradicional 9 DE JULHO. WANDERLEY sofria há um ano, quando teve pancreatite aguda e ficou 38 dias em coma e 92 dias internado. Ainda em recuperação, teve de se submeter a uma cirurgia de hérnia, em outubro de 2005. Teve toxoplasmose. Fez nova cirurgia, em fevereiro de 2006, quando foi descoberto o câncer no reto. WANDERLEY foi internado dia 17 de março, para tratamento de quimioterapia. Liberado pelos médicos, por 40 minutos, participou, sábado, do PROJETO ESPORTE CIDADANIA – contou experiências da carreira aos jovens. 

O relatório final da CPI DOS CORREIOS, apresentado hoje, conclui que o mensalão existiu, propõe o indiciamento de 124 pessoas – entre elas os ex-ministros JOSÉ DIRCEU e LUIZ GUSHIKEN – mas poupa o presidente LULA. O relator, deputado OSMAR SERRÁGLIO, também pede que sejam investigados os ex-dirigentes do PT: JOSÉ GENOÍNO, SÍLVIO PEREIRA e DELÚBIO SOARES; o senador EDUARDO AZEREDO e o ex-deputado ROBERTO JEFFERSON, que denunciou o mensalão. Os pedidos de indiciamento são referência para investigações no âmbito criminal ou civil, mas não têm peso jurídico. Para ex-ministros e dirigentes petistas, não há base que sustente os pedidos de indiciameto feitos pela CPI. O senador EDUARDO AZEREDO atribuiu a critérios “claramente políticos” a inclusão de seu nome no relatório final. O então ministro JOSÉ DIRCEU é apontado como o grande idealizador da “corrupção destinada a garantir uma base de apoio ao governo da Câmara,   

Quando PEDRO BIAL anunciou a vencedora do “BIG BROTHER BRASIL 6”, foi o rosto da pequena ARACI que apareceu na TV. MARA ganhou um milhão de reais, mas foi sua filha de 6 anos a grande vencedora do jogo da vida real. Desde que entrou no programa, a baiana não parava de dizer que tinha uma missão: cuidar da menina, vítima de seqüelas de uma paralisia cerebral. Sua missão começa a ser cumprida. “Vou usar todo o dinheiro que puder para ajudar ARACI. Agora vou levá-la mais vezes ao hospital, em SALVADOR, e comprar o que ela precisar”, diz. Morando numa casa simples em PORTO SEGURO, ela não podia dar à menina o conforto que desejava – ARACI não tem forças nas pernas e não consegue andar sozinha. As visitas ao hospital, que precisavam ser freqüentes, eram raras por causa da dificuldade de locomoção. MARA sonhava com um carro para levar ARACI. “Não quero mais filhos. Minha ARACI vale por dez”.
Um hotel de luxo na BARRA, um carro a sua espera e dezenas de fãs aguardando para tirar foto. A ex-bóia-fria MARA viveu momentos de princesa, em seu primeiro dia, como campeã do “BIG BROTHER”. “Ainda estou em choque com o que está acontecendo. Estou tendo vida de princesa. Não sei o que vai acontecer nem quando volto para a BAHIA”. Ao deixar o PROJAC na madrugada de hoje, MARA foi direto para o hotel. O convite para festejar com os outros participantes foi trocado pela companhia da filha e do marido. A campeã não ficou hospedada no mesmo lugar de seus companheiros. O seu prédio era mais reservado para evitar o assédio. “Queria matar a saudade da minha família”. MARA passou a noite em claro. Hoje, por volta das 9 horas, já tomava seu café da manhã. No térreo, os outros participantes, como CARLÃO, THAÍS e INÊS, estavam a sua espera e funcionários do hotel aproveitaram para tietar a grande campeã. O único que não ganhou um abraço foi RAFAEL, que chamou a baiana de falsa. Hoje, MARA passou o dia gravando programas, como VÍDEO SHOW e DOMINGÃO DO FAUSTÃO.  

O ex-ditador liberiano CHARLES TAYLOR foi levado hoje em um helicóptero da Organização das Nações Unidas (ONU) para SERRA LEOA, onde foi entregue a um tribunal da organização em FREETOWN. TAYLOR será o primeiro líder africano a sentar no banco dos réus por crimes contra a humanidade. Até hoje, era o terceiro homem mais procurado no mundo por atrocidades cometidas em guerra – os outros dois são o ex-presidente servo-bósnio RADOVAN KARADZIC, um médico, e seu comandante-chefe, o general RATKO MLADIC. Considerado o responsável por uma série de brutais conflitos na LIBÉRIA e em SERRA LEOA que mataram mais de 300 mil pessoas. TAYLOR é acusado de ter recebido diamantes em troca de apoio a grupos armados na região. Ex-líder rebelde, CHARLES TAYLOR é apontado como o responsável pelo início da guerra civil da LIBÉRIA, em 1989. Também é acusado de ter vendido armas para os rebeldes da Frente Revolucionária Unida, conhecidos por deceparem com machetes mãos e pernas dos civis durante a guerra em SERRA LEOA (1991 e 2002).

Em rota de colisão, dois dos principais favoritos do MASTERS SERIES de MIAMI, ROGER FEDERER e ANDY RODDICK, estão a uma vitória de se cruzarem nas semifinais. Amanhã, FEDERER repete a decisão de INDIAN WELLS diante de JAMES BLAKE, enquanto RODDICK pega o espanhol DAVID FERRER. No feminino, a russa MARIA SHARAPOVA foi para as semifinais ao vencer a compatriota e inimiga ANASTASIA MYSKINA. Enfrenta amanhã TATIANA GOLOVIN, que bateu a chinesa JIE ZHENG, enquanto AMELIE MAURESMO pega SVETLANA KUZNETSOVA.   

O juiz CARLOS EDUARDO CARVALHO FIGUEIREDO, da Vara de Execuções Penais, concedeu ao pagodeiro MARCELO PIRES VIEIRA, o BELO, a progressão de sua pena para o regime semi-aberto. Com a decisão, o cantor, condenado a oito anos de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, poderá sair da cadeia durante o dia, para trabalhar.

Nesta quarta-feira o apresentador JOÃO KLÉBER foi uma das vítimas de um arrastão promovido por uma quadrilha em um prédio de luxo em SÃO PAULO. Os bandidos entraram no condomínio usando três carros com placas idênticas às de moradores e roubaram quinze dos dezoito apartamentos do edifício. JOÃO KLÉBER teve roubado dois relógios, jóias e 5 mil euros.

O TENENTE-CORONEL MARCOS PONTES, de 43 anos, tornou-se hoje o primeiro brasileiro a alcançar o espaço. Às 23:30 horas (horário de BRASÍLIA), a nave SOYUZ TMA-8 entrou em órbita terrestre. Como são 9 horas de diferença entre BRASÍLIA e BAIKONUR, no CASAQUISTÃO, onde ocorreu o lançamento, já era manhã quando a base ficou cheia de fumaça. Na ponta do foguete estavam PONTES, o comandante russo PAVEL VINOGRADOV e o engenheiro de vôo americano JEFFREY WILLIAMS. O russo e o americano permanecerão na Estação Espacial Internacional (ISS), o destino da missão, por seis meses. O brasileiro retorna para a TERRA no dia 8, em companhia da atual tripulação da ISS. Antes de seguirem para a nave, três horas antes do lançamento, os três falaram com as comitivas de seus países. “Não somos apenas uma tripulação. Somos amigos, damos apoio mútuo e temos confiança em cada um”, afirmou VINOGRADOV. “Quero ajudar a todos que nos ajudaram no treinamento para este lançamento”, disse PONTES. Eles se acoplam à estação no sábado, dia 1º de abril. PONTES deve dar início no mesmo dia a algumas das oito experiências brasileiras que conduzirá em sua estada no local. A MISSÃO CENTENÁRIO acontece graças a um pagamento feito pela Agência Espacial Brasileira (AEB) à agência ROSKOSMOS, de dez milhões de dólares. O nome da missão homenageia os cem anos do vôo do 14BIS, o primeiro avião, inventado pelo brasileiro SANTOS DUMONT. PONTES está levando uma réplica do chapéu de SANTOS DUMONT para a ISS. 

CONQUISTOU a maioria das cadeiras no Parlamento israelense o partido KADIMA, criado pelo premiê ARIEL SHARON e seguido pelo premiê interino EHUD OLMERT. A eleição – que teve o mais baixo índice de comparecimento da história do país, 63,2% - deu ao KADIMA 29 dos 120 assentos. O Partido Trabalhista ficou com vinte cadeiras, o ultra-ortodoxo SHAS, doze, e o direitista LIKUD, antiga legenda de SHARON, doze.

PROCESSADA a APPLE COMPUTER, do ramo de tecnologias da informação, pela APPLE CORPS, selo musical criado pelos BEATLES em 1968. Segundo os advogados dos BEATLES, a empresa de computação havia se comprometido, num acordo de 1991, a não utilizar seu logotipo em produtos musicais (o logotipo da CORPS é uma maçã verde e o da COMPUTER, uma maçã mordida). Ao lançar a loja virtual de música iTunes, a APPLE COMPUTER teria violado esse trato. Em LONDRES.

PROIBIDA a circulação da revista ROLLING STONE na CHINA. A edição chinesa da publicação começou a ser vendida há três semanas e trazia como principal reportagem uma longa entrevista com CUI JIAN, o mais popular cantor de rock chinês. Foram vendidos mais de 125 mil exemplares. O escritório da General Administration of Press and Publication (departamento governamental responsável pelas publicações), em XANGAI, justificou a proibição alegando motivos técnicos. Em PEQUIM.

GRETCHEN RAU, veterana decoradora de cenários de filmes hollywoodianos, morreu em NOVA YORK. Ela estava com 66 anos e tinha um tumor no cérebro. Em 25 anos de carreira trabalhou em mais de 30 filmes e dividiu a estatueta de direção de arte com JOHN MYHRE, na última edição do OSCAR, pelo filme MEMÓRIAS DE UMA QUEIXA.

2 007     :    -     QUINTA-FEIRA
Uma manhã de alta temperatura. Não é fácil enfrentar uma condução por volta das 11:30 horas, principalmente porque o joelho esquerdo não está bem. OREZ está atento aos problemas do MMDS. Os oficiais estão em destino e não tenho muita coisa para fazer a não ser cuidar da pauta das aulas já marcadas. AMÉRICO deverá supervisionar uma auto-escola. Já manteve os principais contatos.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde pensei que hoje teríamos uma tarde tranqüila, já começa atrapalhada desde que ali chego. Primeiramente é a filha de um ex-combatente, dona CIDÉA RODRIGUES SLINDVAIN, que vem pleitear Pensão Especial. Mas ela é funcionária pública aposentada e teria de escolher entre o que ganha do Estado e a Pensão Especial. Dona CIDÉA desiste da Pensão Especial, mesmo porque também nada tem que prove a participação do pai no Movimento. Depois, quando já atendi essa senhora, chega a viúva do TENENTE TARSITANO, ex-combatente da revolução de 1932. Ela pensava que teria direito à Pensão Especial. Acontece que TARSITANO participou da Revolução como guarda-civil. Depois, em 1970, ele veio para a Polícia Militar como TENENTE. A viúva recebe sua pensão. Não tem direito à Pensão Especial porque ele não participou do Movimento como voluntário.
CORONEL MENDES está empenhadíssimo com relações de outorgas de Medalha para a solenidade da LAPA (foi adiada do dia 4 para o dia 11 de abril). Por volta das 16:45 horas deixamos tudo para ir ao “BIXIGA, AMORE MIO”, rua 13 de maio, nº 640. Ali já se encontram: GINO, ALDO, dona DINORÁ, TAVERNA, ROMAGNOLI, MARIA CECÍLIA, CÉLIA MARCONDES, FROTA, dona CORINA, VALDIR PERVELHO, CECÍLIA DE MORAES, NACLÉRIO. Depois ainda chegam: Professor JOSÉ CARLOS e JANAÍNA. Estamos retornando à “guerra” do TÚNEL NOVE DE JULHO. CELIA MARCONDES explica que o processo deu entrada no Tribunal de Justiça e deveremos aguardar muito tempo até que seja dada a sentença pela Câmara de desembargadores que irá estudar esse processo. Combina-se fazer um Movimento na “boca” do Túnel no dia 23 de maio, tão logo termine o evento no IBIRAPUERA, comemorativo do “DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA”. Também será feito um outro Movimento semelhante no dia 9 de Julho. Os presentes se cotizam para pagar uma “bandinha” que se encarregará de tocar durante o tempo todo que estivermos nas imediações do Túnel.
Às 17 horas do dia 29 de março de 2007, realizou-se, na Cantina da Conchetta, na Rua 13 de Maio, 560, a primeira reunião do ano com os membros do Movimento “Túnel 9 de Julho para Sempre”.
O objetivo da reunião foi retomar a luta pela restituição do nome tradicional do logradouro: Túnel 9 de Julho.
A pauta era a seguinte:
a) - saber do andamento do processo que corre no Judiciário.
b) - possível manifestação dos simpatizantes e dos membros que pertencem ao Movimento “Túnel 9 de Julho para Sempre”, no dia 23 de Maio próximo;
c) – discussão sobre a possibilidade de se colocar um monumento à Revolução Constitucionalista de 32, na entrada do Túnel 9 de Julho, face centro, no próximo dia 9 de julho, tendo em vista que na mesma data, no presente ano, comemora-se o 75º Aniversário da Revolução.
Compareceram à reunião os seguintes membros do Movimento e da Sociedade de Veteranos de 32 MMDC: Walter Taverna, Presidente do Movimento, Maria Cecília Naclério Homem, Vice-Presidente, Comandante Gino Struffaldi, Presidente da Sociedade de Veteranos de 32 MMDC, Dinorah Ribas Struffaldi, Aldo Struffaldi, Célia Marcondes, Presidente da Sociedade Amigos dos Bairros de Cerqueira César/Jardins, Corina Tonanni, Elizabeth Prudente Corrêa, Antonio Augusto da Rocha Frota, Carlos Alberto Maciel Romagnoli, Janaína Exposito Pinto, Cel. Antonio Carlos Mendes, Cel. Mario Fonseca Ventura, Cecília de Moraes, Dr. José Carlos de Barros Lima, Antonio Carlos Naclério Homem, Waldir Pervelho, representante da Revista Eletrônica. No final da reunião, chegaram Pedro Paulo Penna Trindade e a Sra. Carmen A. A. Mascarenhas, representante da República do Bexiga.
Maria Cecília passou a palavra à Dra. Célia Marcondes, que trouxe notícias sobre o andamento do processo supra, informando que ele se encontra na segunda instância, numa Câmara de três desembargadores, onde tudo promete correr de forma muito lenta. Assim, seria oportuno dar seqüência às manifestações populares em favor da retomada do nome tradicional do Túnel, a exemplo do que sempre foi feito nas datas ligadas à Revolução, com o que todos concordaram.
Discutiu-se sobre a possibilidade de reunir um grupo de pessoas ou na boca do Túnel (face Centro) ou na Câmara Municipal, ou nos dois lugares, no próximo dia 23 de Maio, após a cerimônia que ocorrerá a partir das 9h00, no Mausoléu do Soldado Constitucionalista. A propósito, os presentes a esta cerimônia também seriam convidados oficialmente a comparecer, pelo Comandante Gino Struffaldi. Decidiu-se realizar a manifestação apenas na entrada do Túnel, por se tratar de um local mais visto pela população e ser muito extenso ir a três lugares diferentes no mesmo dia. Para tanto, será contratada uma bandinha e serão feitas algumas faixas, devendo o encontro acontecer às 11h00, sempre após a cerimônia a se realizar no Mausoléu.
Com a palavra, o Sr. Walter Taverna informou que conhece uma banda que trabalha por R$250,00, possivelmente ele conseguiria um desconto de R$50,00 reais. Para tanto, pediu que cada um dos presentes desse R$20,00 (vinte reais) para não onerar apenas algumas pessoas. Foi arrecadada a quantia de R$320,00 (trezentos e vinte reais), com a qual se pretende pagar a banda e, com o restante, mandar confeccionar faixas.
A seguir, Célia Marcondes mostrou o esboço do que seria o monumento comemorativo dos 75 anos da Revolução Constitucionalista de 32, de autoria da escultora Odette Eid, a ser realizado em bronze patinado de verde, com várias figuras símbolos da epopéia dos paulistas. A artista cobraria apenas as despesas. Mesmo assim, o preço resultou muito elevado: R$250.000,00 (duzentos e cinqüenta mil reais). Será necessário não só conseguir um ou vários patrocinadores, além da devida licença da Prefeitura, exigida para a instalação do monumento. Célia Marcondes ficou de falar com uma pessoa de seu relacionamento que pertence à área de marketing.
Os presentes decidiram marcar uma nova reunião no próximo dia 12 de abril, quinta-feira, às 17 horas, na Cantina da Conchetta, quando os interessados deverão trazer sugestões para a manifestação do dia 23 de Maio e se pretende discutir novamente o projeto da escultora Odette Eid.
Nada a tratar, eu, Maria Cecília Naclério Homem lavrei esta ata que vai assinada por todos os presentes.

MENDES tem compromisso com a maçonaria, na Rua GENEBRA. Deixa-me na PRAÇA JOÃO MENDES. Embarco no metrô SÉ, retornando para casa.

Mais uma vez EDMUNDO fez a diferença. Em seu 200º jogo pelo PALMEIRAS, o atacante foi o melhor jogador na vitória por 2 a 0 sobre o AMÉRICA, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Jogou os 90 minutos, deu passes, cobrou faltas e marcou um golaço, que o colocou entre os artilheiros do CAMPEONATO PAULISTA, com dez gols.

A vitória garante ao PALMEIRAS o terceiro lugar na competição, com 31 pontos, atrás apenas de SANTOS  e SÃO PAULO.

O dólar comercial fechou hoje em R$2,044, o menor patamar desde março de 2001. A forte atuação do Banco Central não impediu a queda de 1,21% - no ano, o dólar já acumula perda de 4,31%. A revisão para cima do PIB americano no quarto trimestre de 2006 e dados sobre as contas do setor público federal brasileiro animaram o mercado. O risco país manteve a queda e bateu novo recorde, em 169 pontos. Empresários pedem medidas para compensar o real forte.

A Justiça do RIO aceitou a acusação formal contra ADRIANA ALMEIDA pela morte do ganhador da MEGA-SENA, RENNÉ SENNA. Outros cinco suspeitos também foram denunciados pelo assassinato.Todos tiveram prisão preventiva decretada.
A viúva foi acusada pela promotoria de ser a mandante do crime. SENNA foi morto a tiros em janeiro, na área rural de RIO BONITO (RJ). A juíza RENATA GIL, da 2ª Vara de RIO BONITO também decretou a prisão preventiva dos acusados porque entendeu que as testemunhas no inquérito se sentiram ameaçadas por alguns dos suspeitos. Eles serão interrogados na terça-feira, dia 3 de abril.

A jornalista MARCELA TROIANO DE MORAES MANSO, 22 anos, filha da apresentadora CLAUDETE TROIANO, do programa “PRA VALER”, da BAND, ganhou liberdade provisória hoje à noite para responder, em liberdade, o processo a que responde por tráfico.
MARCELA havia sido presa no último domingo. Segundo a polícia, ela foi flagrada com 20 comprimidos de ecstasy dentro de um ônibus fretado, em direção a uma festa em SÃO BERNARDO DO CAMPO. Ela nega a acusação.

O presidente do rabinato da Congregação Israelita Paulista, HENRY SOBEL, de 63 anos, foi preso na sexta-feira passada em PALM BEACH, no Estado da FLÓRIDA, nos ESTADOS UNIDOS, acusado de furtar seis gravatas em lojas de grifes de luxo. SOBEL é o mais importante líder religioso da comunidade israelita do BRASIL e passou a noite de sexta-feira, dia 23, na cadeia, quando os judeus celebram o shabat.
O rabino foi solto no dia seguinte, mediante pagamento de fiança de 3 mil dólares. Hoje, a diretoria da CIP se reuniu para avaliar o caso e aceitou o pedido de afastamento temporário de SOBEL da presidência do rabinato.
A vendedora REGINA GRADOS, de uma loja LOUIS VUITTON, em PALM BEACH, chamou a polícia por volta das 12:30 horas do dia 23 porque suspeitava do comportamento de um cliente que acabara de deixar o estabelecimento. Ela observou SOBEL durante 20 minutos e percebeu quando ele saiu rapidamente da loja. REGINA verificou que as câmeras de vigilância interna da loja haviam registrado SOBEL furtando uma gravata. Com a imagem do cliente, a polícia fez uma ronda pelas redondezas e prendeu o rabino perto do número 200 da WORTH AVENUE, em PALM BEACH.
A primeira reação de SOBEL foi negar o furto. Depois, ele se ofereceu para pagar pela gravata, embora ainda negasse o crime. Os policiais escoltaram o  rabino até um estacionamento e descobriram outras quatro gravatas das marcas GUCCI, GIORGIO ARMANI e GIORGIO´S. O valor total das gravatas é de 680 dólares. Elas estavam no porta-malas do carro de SOBEL, um TOYOTA AVALON, dentro de uma sacola da loja SALVATORE FERRAGANO. O rabino não possuía comprovantes de pagamento, tampouco sacolas das lojas.
A polícia entrou em contato com a vendedora da LOUIS VUITTON e ela disse que duas gravatas da marca (uma vermelha e uma cor-de-rosa) não haviam sido pagas. As outras lojas foram contactadas pela polícia e confirmaram o furto de suas mercadorias.
O rabino foi levado para a delegacia, de onde saiu somente no dia seguinte depois de pagar a fiança.
O rabino estava na FLÓRIDA de passagem, rumo ao Congresso Judaico Latino-Americano em CARACAS (VENEZUELA).
A notícia da prisão de HARRY SOBEL caiu como uma bomba na fechada comunidade judaica de SÃO PAULO. A CIP é a maior congregação judaica da AMÉRICA LATINA. O fato de SOBEL ter passado o shabat na cadeia provocou a ira dos judeus mais conservadores, que ameaçavam levar o caso ao Conselho Rabínico Mundial, sediado em ISRAEL.  
   
Cinco violentos ataques a bomba atingiram um mercado xiita em BAGDÁ e outro em KHALIS, matando ao menos 128 pessoas e ferindo 170. Insurgentes sunitas ligados à AL-QAEDA são os principais suspeitos.
Desde o novo plano de segurança para BAGDÁ foi implementado – há pouco mais de um mês – militares americanos vinham dizendo que, apesar da relativa calma das últimas semanas, ataques a bomba realizados por sunitas aliados à rede terrorista se intensificariam.
Num mercado do bairro SHAAB, em BAGDÁ, dois homens-bomba se explodiram e mataram 76 civis. Ao menos 80 ficaram feridos. A 80 km dali, os moradores de KHALIS se aglomeravam para receber, pela primeira vez em seis meses, farinha distribuída pelo governo quando terroristas detonaram três carros-bomba, deixando um saldo de 52 mortos. A matança nos mercados xiitas ofuscou a chegada do novo embaixador americano no IRAQUE, RYAN CROCKER, que assumiu o cargo hoje.

2 008       :   -    SÁBADO
Com o problema de infiltração de água na entrada da biblioteca, fui obrigado, há dias, a desocupar uma estante, com enorme quantidade de livros. Agora, depois dos trabalhos feitos na laje e sanado o problema das águas, começo, nesta manhã, a recolocar os livros na estante. Isso é um trabalho estafante e prejudica a rotina diária da leitura dos jornais e da digitalização de minhas memórias. Mas é algo que precisa ser feito.
Ontem, ao abrir o yahoo fui surpreendido pela enxurrada de e-mails do GRUPO BARRO BRANCO. Fui conduzido ao grupo pelo “ADAUTO GUERREIRO” e, após minha filiação, ontem, mandaram para mim todo o trabalho que está sendo feito por esse grupo de oficiais. Atualmente há uma pergunta feita por eles: devemos criar um partido político? É algo polêmico, pois político, hoje em dia, é sinônimo de corrupção e desonestidade. A idéia seria justamente moralizar a política. Acontece que isso não vão deixar acontecer, pois vai de encontro a grandes interesses. Esse partido seria nanico e poderia ser desmoralizado pelos grandes, todos eles inchados de bandalheiras. Não sei ainda se irei me manifestar nessa enquête. 

Pela Internet, leio o DIÁRIO OFICIAL e tomo ciência de que a PMESP tem novos QUATRO CORONÉIS e também de uma movimentação de coronéis, como consta abaixo:

DIÁRIO OFICIAL DE 29 DE MARÇO DE 2008
Volume 118 • Número 59 • São Paulo, sábado, 29 de março de 2008 www.imprensaoficial.com.br
Atos do Governador
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
Decretos de 28-3-2008
Promovendo, nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, por merecimento, ao posto de Coronel PM, do Quadro de Oficiais Policiais Militares:
o Ten Cel PM 771285-5 Luiz Eduardo Pesce de Arruda, do 2º BPM/M;
o Ten Cel PM 790458-4 Luiz Humberto Navarro, do CCB;
o Ten Cel PM 790459-2 Maércio Ananias Batista, do RPMon "9 de Julho";
o Ten Cel PM 771294-4 Wagner César Gomes de Oliveira Tavares Pinto, do CCFO.
Classificando, em decorrência de promoção:
o Cel PM 771285-5 Luiz Eduardo Pesce de Arruda, no Comando de Policiamento do Interior-9 (CPI-9);
o Cel PM 790458-4 Luiz Humberto Navarro, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-12 (CPA/M-12);
o Cel PM 790459-2 Maércio Ananias Batista, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-4 (CPA/M-4);
o Cel PM 771294-4 Wagner César Gomes de Oliveira Tavares Pinto, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-7 (CPA/M-7).
Transferindo, por conveniência do serviço:
o Cel PM 48792-9 Eliziário Ferreira Barbosa, do Comando de Policiamento do Interior-2 (CPI-2), para o Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv);
o Cel PM 84278-8 Washington Luiz Gaiotto, do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), para o Comando de Policiamento do Interior-6 (CPI-6);
o Cel PM 84301-6 Fernando Sarmento Rocha, do Comando de Policiamento do Interior-6 (CPI-6), para o Comando de Policiamento do Interior-1 (CPI-1);
o Cel PM 90341-8 Davi Nelson Rosolen, do Comando de Policiamento do Interior-9 (CPI-9), para o Comando de Bombeiros do Interior (CBI);
o Cel PM 90349-3 Marco Antônio Augusto, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana-4 (CPA/M-4), para o Comando de Policiamento de Área Metropolitana-11 (CPA/M-11);
o Cel PM 771246-4 Júlio Flávio Rosolen, do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), para o Comando do Corpo de Bombeiros (CCB);
o Cel PM 771274-0 Danilo Antão Fernandes, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana-12 (CPA/M-12), para o Comando de Policiamento de Área Metropolitana-5 (CPA/M-5);
o Cel PM 780486-5 Almir Gonçalves Albuquerque, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana-7 (CPA/M-7), para o Comando de Policiamento do Interior-2 (CPI-2), designando-o Comandante;
o Cel PM 790814-8 Celso Pinhata Júnior, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana-5 (CPA/M-5), para Assessoria Policial-Militar da Assembléia Legislativa (APMAL);
o Cel PM 830081-0 Fátima Ramos Dutra, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana-11 (CPA/M-11), para o Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7).
Designando o Cel PM 48945-0 Alaor José Gasparoto, Comandante do Policiamento do Interior-9 (CPI-9) e o Cel PM 780517-9 Silvério Leme Filho, Comandante do Policiamento do Interior-7 (CPI-7).

Leio inúmeros e-mails do GRUPO BARRO BRANCO. São realizadas novas adesões e o grupo cresce. Faço algumas perguntas ao CORONEL PM Res CIAPINA, uns dos oficiais que cuida do site, que irão me esclarecer a respeito desse grupo, principalmente quando foi que tudo começou.

Com apresentação convincente o PALMEIRAS venceu o SÃO CAETANO por 3 a 1, no PALESTRA ITÁLIA, chegou aos 37 pontos e se transformou na primeira equipe a garantir presença na fase semifinal do CAMPEONATO PAULISTA. De quebra, o time alviverde ocupa a liderança provisória da competição. Para lá se manter, torce para que o GUARATINGUETÁ, que tem 34, não vença o SERTÃOZINHO, hoje, no VALE DO PARAÍBA.
Depois de vencer CORINTHIANS, GUARATINGUETÁ, SÃO CAETANO, NOROESTE e MIRASSOL, o SANTOS conseguiu o mais difícil. Na noite de hoje, empatou em 1 a 1 com o lanterna RIO CLARO, no estádio ALFREDO SCHMIDT, e praticamente ficou fora da luta pela vaga na semifinal.
O sonho santista terminará amanhã se o SÃO PAULO vencer o BRAGANTINO. Caso o TRICOLOR dê uma forcinha, o PEIXE terá de vencer a PONTE PRETA na última rodada e torcer para que o rival do MORUMBI não faça mais do que um ponto em dois jogos. O BARUERI e o CORINTHIANS também não podem somar mais do que três pontos cada.
Já o RIO CLARO é o primeiro rebaixado à SÉRIE A-2. O time de EDU MARANGON soma 13 pontos e ocupa a lanterna.
A PONTE PRETA derrotou o NOROESTE por 3 a 2, soma 34 pontos e se mantém bravamente no G-4 independentemente dos resultados de amanhã. A rodada perfeita para a MACACA se completou com o empate do SANTOS com o RIO CLARO.
A torcida da MACACA pôde festejar também o empate em 2 a 2 do JUVENTUS com o GUARANI, na Rua JAVARI. O BUGRE permanece na zona de rebaixamento. Com 17 pontos, o time da MOOCA também está em situação delicada, apenas um ponto à frente do GUARANI.
Outro time que se complicou seriamente foi o RIO PRETO, batido em casa por 1 a 0 pelo PAULISTA. O time de JUNDIAÍ está matematicamente livre do risco de rebaixamento.

Acabou em tiro uma visita do prefeito GILBERTO KASSAB ao Clube da Cidade AURÉLIO DE CAMPOS, na FREGUESIA DO Ó, hoje pela amanhã. Um guarda civil metropolitano atingiu a perna de um freqüentador do clube durante uma discussão poucos minutos depois de o prefeito deixar o local. A vítima foi levada para o pronto-socorro do Hospital Geral de VILA PENTEADO, onde foi operada e não corre risco de vida.
Segundo testemunhas, o motorista particular ÉDSON CABUGUEIRA, de 32 anos, discutiu com o GCM MARCELO FUKUOKA FERREIRA, de 36, por volta das 11:50 horas. Amigo de ÉDSON, THIAGO NERY DA SILVA FREITAS, de 21 anos, conta que o guarda xingou o motorista.
O guarda MARCELO estapeou ÉDSON, que revidou com um soco. O GCM caiu no chão e, ao se levantar, sacou a arma e atirou em ÉDSON. A bala atravessou a coxa esquerda, entrou na direita e se alojou na nádega. O filho dele não se feriu.
Amigos e parentes do motorista ÉDSON CABUGUEIRA, de 32 anos, ficaram indignados com a reação do guarda civil metropolitano ÉDSON FUKUOKA FERREIRA, de 36. Para eles, o GCM se precipitou ao atirar em ÉDSON, que carregava o filho de 3 anos nos ombros.

A fotógrafa LILIANI EPPRECHT MANES, de 62 anos, hoje de manhã, por volta das 7:30 horas, faleceu em conseqüência de um acidente de carro ocorrido na Avenida REPÚBLICA DO LÍBANO, no IBIRAPUERA. Ela dirigia sem cinto de segurança seu PEUGEOT 206, que teve a traseira atingida por outro carro PEUGEOT, modelo 405, guiado pelo advogado MARCELO PALMA MARAFON, de 30 anos. MARAFON trafegava em alta velocidade e parecia estar embriagado. Com o impacto da batida numa árvore, LILIANI foi arremessada para frente.
MARAFON foi preso e indiciado por homicídio doloso pela delegada LESLIE CARAM PETRUS, do 96º DP.  O advogado de MARAFON, FERNANDO JACOB FILHO, vai pedir o relaxamento da prisão.   

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA decidiu afastar a ministra-chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, da cena eleitoral, informa VERA ROSA. A exposição excessiva da “mãe do PAC” como favorita de LULA foi considerada um erro pelo Palácio do Planalto, por ter atiçado tanto a oposição quanto o fogo amigo nas fileiras do PT. Em cada inauguração de obra, o presidente vinha mostrando empenho em testar a possibilidade de DILMA ser candidata à sucessão presidencial de 2010. Isso será evitado enquanto durar a crise aberta pela revelação de gastos irregulares com cartões corporativos do governo. DILMA está na mira da CPI DOS CARTÕES e agora é acusada de ter patrocinado um dossiê sobre despesas efetuadas por FERNANDO HENRIQUE CARDOSO quando presidente. Na tentativa de reduzir a pressão contra a ministra, o Planalto deve encontrar alguém para punir pelo vazamento do dossiê. Os petistas acreditam que a CPI, quando receber as informações sobre gastos oficiais nos últimos dez anos, produzirá um “farto material” de confronto.

Morreu um dos mais técnicos, elegantes e também um dos mais injustiçados zagueiros da história do futebol brasileiro: RAUL DONAZAR CALVET, do quase imbatível time do SANTOS da primeira metade da década de 1960. Gaúcho de BAGÉ, onde nasceu no dia 3 de novembro de 1934, ele começou sua carreira de jogador no BAGÉ F. C., em 1953, e logo depois se transferiu para o GRÊMIO, onde formou, ao lado do central AÍRTON, uma zaga lendária, tanto pela classe como pela segurança.
CALVERT conquistou o tetracampeonato gaúcho (de 1955 a 1959) e se transferiu para o SANTOS em 1960. Na VILA BELMIRO teve a sorte de formar nova zaga de indiscutível categoria ao encontrar outra lenda do futebol brasileiro: o central MAURO RAMOS DE OLIVEIRA, bicampeão mundial pela seleção brasileira em 1958 e 1962.
No SANTOS foi cinco vezes campeão paulista – 1960,1961,1962,1964,1965 – pentacampeão da COPA DO BRASIL (de 1961 a 1965), bicampeão da COPA LIBERTADORES (1962 e 1963) e bicampeão mundial de clubes (1962 e 1963). Fez dez jogos pela seleção brasileira e chegou a participar da preparação para a COPA de 1962, mas foi inexplicavelmente cortado.
CALVERT encerrou a carreira em 1965, após romper o tendão de Aquiles. Ele tinha câncer no esôfago e estava internado num hospital de PORTO ALEGRE havia uma semana. Nesta noite, aos 73 anos, não resistiu mais.

2 009     :      -      DOMINGO
Na madrugada, na estréia da Fórmula 1 na temporada de 2009, na AUSTRÁLIA, a FERRARI ficou abaixo da crítica. FELIPE MASSA abandonou na 45ª volta, de um total de 58, e KIMI RAIKKONEN também não terminou: saiu na 55ªvolta. Bom para a dupla da BRAWN GP. JENSON BUTTON dominou a prova e chegou em primeiro. RUBENS BARRICHELLO recebeu a bandeirada em segundo.
O problema de MASSA foi a quebra da manga de eixo da suspensão dianteira esquerda, provavelmente em decorrência de um toque com ROBERT KUBICA, da BMW, ainda na primeira curva depois da largada.
NELSINHO PIQUET, da RENAULT, realizou bom trabalho enquanto esteve na pista. Largou em 14º com o carro mais pesado do grid, ganhou várias colocações com o acidente que envolveu na primeira curva RUBINHO, KOVALAINEN, WEBBER, NICK HEIDFELD e ADRIAN SUTIL, e ao final da primeira volta já era nono. O acidente de KAZUKI NAKAJIMA, na 17ª volta, exigiu a entrada do “safety car” na pista duas voltas mais tarde. Quando o “safety car” saiu, na 24ª volta, NELSINHO travou os freios no fim da reta dos boxes e acabou na caixa de brita. LEWIS HAMILTON chegou em terceiro lugar; TIMO GLOCK em quarto; FERNANDO ALONSO em quinto; NICO ROSBERG em sexto; SEBASTIEN BUEMI em sétimo; SEBASTIEN BOURDAIS em oitavo; ADRIAN SUTIL em nono; NICK HEIDFELD em décimo; GIANCARLO FISICHELLA em décimo-primeiro; JARNO TRULLI em décimo-segundo; MARK WEBBER em décimo-terceiro; SEBASTIAN VETTEL em décimo-quarto; ROBERT KUBICA em décimo-quinto e KIMI RAIKKONEN em décimo-sexto.

Um domingo sem muita graça. LUCINDA queixa-se da vida. Está cansada de seus afazeres domésticos. Quer férias. Não a obrigo a fazer coisa alguma. Ela dedica muito tempo para as coisas de casa, porque quer. Levanta muito cedo também porque quer.
No computador consigo ler as mensagens dos amigos “virtuais”: ÁLVARO TAVARES – GIANNOCCARO – CORONEL PM Ref NELSON NUNES FERNANDES e outros. No final da tarde assisto o jogo EQUADOR x BRASIL. Nossa seleção apresenta enormes defeitos e o grande herói é o nosso goleiro. Impede ele que o EQUADOR vença o jogo. Os jogadores da seleção brasileira não gostaram nada de ouvir o técnico do EQUADOR, CIXTO VIZUETE, dizer na semana passada que o seu time era melhor coletivamente do que o adversário. Em QUITO, ROBINHO, LUÍS FABIANO & Cia tiveram de baixar a bola e reconhecer que, ao menos hoje, o rival foi superior. Muito superior. E devem comemorar o empate por 1 a 1 pelo que mostraram em campo. A derrota só não chegou graças a mais um ótimo desempenho do goleiro JÚLIO CÉSAR e ao gol de JÚLIO BAPTISTA, na sua primeira participação após entrar na vaga do apagado RONALDINHO GAÚCHO. O resultado derrubou os brasileiros para a quarta colocação das Eliminatórias Sul-Americanas, atrás de PARAGUAI, ARGENTINA e CHILE. Na quarta-feira, dia 1º de abril, o confronto será contra o PERU, em PORTO ALEGRE.
BRASIL: JÚLIO CÉSAR; MAICON (DANIEL ALVES), LÚCIO, LUISÃO e MARCELO; GILBERTO SILVA, FELIPE MELO, ELANO (JOSUÉ) e RONALDINHO GAÚCHO (JÚLIO BAPTISTA); ROBINHO e LUÍS FABIANO.   

O CHILE teve de encerrar um jejum de 24 anos, na vitória por 3 a 1 sobre o PERU, para assumir a terceira posição das Eliminatórias. Desde 1985 a seleção chilena não vencia em LIMA. Com o triunfo, chegou a 19 pontos, passou o BRASIL e ficou atrás da ARGENTINA no saldo de gols.
Os argentinos ainda festejavam a estréia de DIEGO MARADONA como técnicos da seleção em seu primeiro jogo em torneios oficiais desde que tomou posse do cargo, no fim de 2008. A vitória por 4 a 0 sobre a VENEZUELA, ontem, em BUENOS AIRES, foi celebrada enfaticamente na capa dos jornais portenhos.
Os uruguaios também celebraram a vitória por 2 a 0 contra o PARAGUAI.

A PORTUGUESA não deixou escapar a oportunidade: goleou o MARÍLIA por 4 a 1 nesta tarde, no CANINDÉ, garantindo a quarta colocação no Campeonato Paulista, agora com 34 pontos.

O suíço ROGER FEDERER venceu hoje o alemão NICOLAS KIEFER, pela terceira rodada do MASTERS DE MIAMI, e vai pegar nas oitavas-de-final o americano TAYLOR DENT, que bateu RICARDO MELLO. 

A goleada por 5 a 0 da COSTA DO MARFIM sobre MALAVI ficou em segundo plano, hoje, por causa do tumulto que deixou 22 mortos e 132 feridos antes mesmo de a bola rolar em ABIDJÁ, capital marfinense. A tragédia foi causada pela correria que se seguiu à queda de um portão do Estádio HOUPHOUET-BOIGNY, com capacidade para 45 mil torcedores. “Espectadores que não haviam comprado ingresso estavam empurrando os outros antes da partida”, afirmou o ministro dos Esportes, DAGOBERT BANZIO. “Eles derrubaram um dos portões principais do estádio.”

Recebo a seguinte mensagem mandada pelo ALDO STRUFFALDI: Estimado  companheiro e amigo,
Dizia  Miguel de Cervantes: " A VERDADE SE ADELGAÇA, MAS NÃO SE QUEBRA, E ANDA SEMPRE POR CIMA DA MENTIRA, COMO A AZEITE NA ÁGUA."
Desde ontem circulam na internet diversas mensagens contendo comentários desairosos a respeito de um almoço que o Gen Enzo, Comandante do Exército, ofereceria ao senhor Nelson Jobim, Ministro da Defesa, por motivo do aniversário natalício dessa autoridade no próximo dia 13 abril.
Hoje, dia 27 de março, em sua coluna diária, o jornalista Claudio Humberto põe mais lenha na fogueira e acrescenta  dados que nada  se assemelham a verdade dos fatos. Afinal o papel aceita tudo, até inverdades, conforme o que abaixo transcrevo em vermelho:

Almoço para Jobim revela crise militar
Os comandantes militares promovem almoço no aniversário do ministro Nelson Jobim (Defesa), dia 13, mas sem a presença do general Paulo César de Castro, chefe do Departamento de Ensino do Exército, ao qual é ligado o Forte de Copacabana, local do evento, e do general Luis Cesário da Silveira Filho, ex-comandante Militar do Leste, crítico do projeto Estratégia Nacional de Defesa. A festa é um desagravo a Jobim.
É bem verdade que estivemos calados por algumas décadas  e isso não foi salutar.Hoje já se escutam vozes oriundas dos mais diversos  e longínquos rincões do Brasil, todas elas  com a sonora e agradável harmonia  que revela não aceitarmos calados  e inertes  mais uma louca tentativa  de nos levar a essa quase desenfreada caminhada em direção ao abismo da total desmoralização.
Daí, a tentar vilipendiar a imagem do Gen Enzo, insinuando que  esse almoço  é um ato de desagravo ao Ministro da Defesa, com  sensível prejuizo a imagem do Gen Cesário, vai  uma  imensa distância.
Acreditar que o nosso Comandante seria capaz de ação tão vil, é uma agressão a honra do Gen Enzo, como cidadão e como soldado.
Escrever sem conhecimento da verdade é sempre desastroso e pode provocar danos irreparáveis à nossa união. Assim, tomo a liberdade de levar ao conhecimento do destacado  companheiro,  não a moldura, mas o verdadeiro quadro pintado com  as vivas cores da  lealdade e fundamentado na ética e na honestidade, conforme a seguir explicito :
1) No ano de 2008, no aniversário do Ministro da Defesa, foi-lhe prestada uma homenagem protocolar, conforme prática salutar e comum em  todos os nossos quartéis .
2)Por ser a Força mais antiga, coube à Marinha patrocinar  essa homenagem no decorrer de um almoço realizado no Comando da Marinha em Brasília/DF, evento que contou com a presença de todos os Almirantes  residentes na capital federal, bem como dos  Generais -de-Exército e Tenentes-Brigadeiros em serviço ativo.
3)Acordou-se na ocasião que a responsabilidade  pelos almoços seguintes continuaria respeitando a antiguidade das Armas, razão pela qual o evento do corrente ano cabe ao  nosso Exército promover e conduzir, restando à Força Aérea  encargo semelhante no ano de 2010.
4)Considerando que o aniversário do Ministro da Defesa é no dia 13 de abril e que na noite desse mesmo dia ocorrerá no Riocentro - Rio de Janeiro /RJ, o coquetel de abertura da LAAD/2009, quando todos Comandantes das Forças Singulares e o Ministro da Defesa estarão presentes para prestigiarem tão significativo evento,  a decisão do Gen Enzo  de cumprir no Forte de Copacabana o que já havia sido acordado  anteriormente,conforme já  citado  no número anterior, é lógica e não merece  especulações confusas e fantasiosas ,  que chocam , agridem , dividem e nada constroem.
Registrou Rui Barbosa em artigo intitulado " Plano contra a Pátria, publicado no jornal " Diário de |Noticias " , edição de 9 de novembro de 1889 ; ......" as Forças Armadas não podem e certamente não hão de subscrever a sua própria extinção e, muito menos, o aniquilamento pela desonra, pela calúnia, pela ilegalidade, pela proscrição, essa morte moral a que parecem  quererem condená-las antes de dissolvê-las ."
Agora que o amigo já é conhecedor da verdade, se julgar conveniente e oportuno, peço-lhe, em nome da nossa fraterna amizade, divulgar esse esclarecimento aos seus inúmeros correspondentes, como forma de  evitar que a bola de neve da desinformação continue  a se fazer presente e a solapar  a dignidade  que ainda nos resta.
Fraterno abraço

Cerca de 600 pessoas compareceram à missa de um ano da morte de ISABELLA NARDONI, na manhã de hoje, na Igreja NOSSA SENHORA DOS PRAZERES, no TUCURUVI, zona norte da capital. A mãe da menina, ANA CAROLINA DE OLIVEIRA, assistiu a celebração ao lado dos sobrinhos GABRIELLA, de 4 anos, e JOÃO VÍTOR, de 3 anos.
Amigos de classe da menina estiveram presentes. A maioria vestia camisetas com fotos de ISABELLA e a frase “Para sempre nossa estrelinha” e “Por toda minha vida eu vou te amar”.
O comerciante MASATAKA OTA, de 52 anos, pai do menino IVES OTA, assassinado em 1997, também esteve na igreja para prestar uma homenagem. “A intenção da missa é a saudade. A gente quer compartilhar a dor e passar esse carinho para a CAROL”, disse o empresário. Ele fez um apelo para que o casal ANNA CAROLINA JATOBÁ e ALEXANDRE NARDONI, acusados pela morte de ISABELLA, seja julgado o mais rápido possível.

JOSIANE foi eliminada do “BBB9” hoje. A cantora saiu da casa com 68% dos mais de 40 milhões de votos, recorde nessa edição. Ela disputava a permanência no reality show com ANA, que escapou do sexto paredão. E nem deu tempo de a trupe chorar a saída da colega. Um novo paredão foi formado na seqüência. Estão na berlinda FLÁVIO e PRISCILA. FLÁVIO foi indicado pela líder ANA, que ganhou uma prova de sorte com raquetes coloridas. PRISCILA ganhou os votos da Casa (foram dois).

Sob pressão da CASA BRANCA, o presidente mundial da GENERAL MOTORS, RICK WAGONER, está de saída do cargo. Seu afastamento coincide com o anúncio, previsto para amanhã, do pacote de ajuda oficial à indústria automobilística americana. De acordo com o WALL STREET JOURNAL, a renúncia de WAGONER foi uma das condições impostas pelo governo dos ESTADOS UNIDOS para liberar mais dinheiro para as montadoras GM e CHRYSLER, que já receberam socorro total de 17,4 bilhões de dólares.

Oito pessoas foram mortas hoje de manhã em uma clínica para idosos num vilarejo de 1.800 habitantes no Estado americano da CAROLINA DO NORTE. O atirador, identificado como ROBERT STEWART, de 45 anos, foi ferido e preso. Segundo a polícia do condado de MOORE, STEWART entrou sozinho no PINELAKE HEALTH AND REHABILITATION CENTER. A clínica para idosos tem 110 leitos. Desses, 20 são reservados para pacientes com MAL DE ALZHEIMER. Seis pessoas morreram no local e seis foram transferidas para um hospital, onde duas morreram. Duas pessoas receberam alta, e duas permanecem internadas. Entre os mortos, sete eram pacientes – que tinham entre 78 e 98 anos – e um funcionário, de 39 anos.  

O ator ANDY HALLETT, que interpretava o demônio bonzinho LORNE no seriado de TV “ANGEL”, morreu neste domingo, aos 33 anos, de doença cardíaca. HALLETT lutava havia cinco anos contra problemas do coração.

2 010      :        -       SEGUNDA-FEIRA
SERRA inaugurou a Nova Marginal Tietê no final de semana. No entanto tudo está como antes. Muito difícil o trânsito, com trabalhadores nos dois sentidos da marginal. Não sei o que o governador inaugurou.
Chego tarde na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não tenho noticiais do presidente e nem do vice. Almoço com vários oficiais por volta das 14 horas e exponho a eles essa situação ridícula do trânsito na marginal.
ANITA, do ITAÚ CULTURAL, telefona para a Sociedade e pede autorização para adentrar o Monumento Mausoléu agora à tarde. Uma equipe irá tirar fotos do alto do Obelisco de alguns ângulos do Parque do Ibirapuera. Explico a ela que não é fácil subir a escada de 72 metros para atingir o topo do Monumento. MARINEI telefona ao PM que está de serviço no Obelisco. 
No MMDC atendo o JOSÉ FARIA e o VIVIANO FERRANTINI. Mas, sabendo o que me espera, deixo a Sociedade às 16:30 horas.
Esse retorno é um dos piores de março, ou melhor, do ano. Um pouco depois do Estádio da PORTUGUESA, uma tartaruga andaria mais depressa do que o ônibus em que estou. Vou chegar em GUARULHOS, bastante irritado, depois das 20 horas. Essa segunda-feira foi muito desagradável.
Trabalho no computador até mais de 23 horas, muito embora tenha de levantar cedo amanhã para ir ao Centro Odontológico.  

O governo juntou 30 ministros, 18 governadores e centenas de prefeitos para apresentar ao País a segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento. Na prática, como deixaram claro os discursos, o PAC 2 é uma plataforma de promessas eleitorais da candidata do PT à sucessão presidencial, a ministra da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF.
Na solenidade, realizada hoje em BRASÍLIA, o grosso das promessas – mais casas, mais transportes, postos de saúde, água e luz para todos, saneamento, creches, quadras poliesportivas, praças públicas e postos de polícia comunitária – foi dirigido ao eleitor da periferia das regiões metropolitanas, onde estão concentrados os grandes colégios eleitorais.

Um dos criadores do JORNAL NACIONAL, da TV GLOBO, ARMANDO NOGUEIRA, morreu hoje pela manhã, aos 83 anos, em decorrência de um câncer no cérebro que o acometia desde 2007. Ele estava em casa, no bairro da LAGOA, zona sul do RIO, acompanhado por enfermeiros, e ainda recebeu a visita do filho, ARMANDO AUGUSTO, chamado às pressas pouco antes das 7 horas. “Nos últimos três anos eu passei a ser pai do meu pai. Ao longo da vida, construímos uma relação de amzade. Ele era um grande mestre.”
Natural de XAPURI, no ACRE, ARMANDO veio para o RIO com 17 anos, formou-se em Direito e iniciou a carreira de jornalista em 1950, no DIÁRIO CARIOCA. Trabalhou nas revistas MANCHETE e O CRUZEIRO e no JORNAL DO BRASIL. Nos anos 1990, foi colunista do ESTADO. Diretor de jornalismo da TV GLOBO de 1966 a 1990, fez parte de uma geração expoente de cronistas esportivos, ao lado de NELSON RODRIGUES. “Ele deixou a marca de seu talento excepcional por onde passou: no jornalismo impresso, na crônica esportiva e, para nós, muito especialmente na televisão”, disse JOAO ROBERTO MARINHO, vice-presidente das ORGANIZAÇÕES GLOBO.
O jornalista esteve no centro de um dos mais polêmicos episódios das eleições presidenciais de 1989, por causa de um debate editado supostamente pra beneficiar o candidato FERNANDO COLLOR, então em disputa com LULA, e levadoa ao ar pelo JORNAL NACIONAL. O PT moveu uma ação contra a emissora no Tribunal Superior Eleitoral, mas o recurso foi negado. Diretor de Jornalismo da TV GLOBO na época, ele teria atribuído a responsabilidade ao então diretor ALBERICO DE SOUZA CRUZ e ao editor de Política RONALD DE CARVALHO.
Apaixonado por aviação, futebol e pelo BOTAFOGO, escreveu dez livros, todos sobre esporte. O mais conhecido, NA GRANDE ÁREA, reúne crônicas publicadas no JORNAL DO BRASIL e recebeu elogios de OTTO LARA RESENDE e LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO. “Descobria-se ali que textos sobre futebol também podiam ser bonitos, criativos, líricos, cômicos e – o supremo teste de valor literário – “compiláveis”, definiu VERÍSSIMO no posfácio do livro.
ARMANDO NOGUEIRA cobriu 15 COPAS DO MUNDO desde a sua estréia no DIÁRIO CARIOCA, em 1950, e 6 Jogos Olímpicos. Era um bom frasista e descreveu GARRINCHA como o “anjo de pernas tortas”. Foi um dos precursores dos debates esportivos na TV. Participava das mesas redondas com comentários inflamados e polêmicos. Até 2009, mantinha o fôlego para os debates esportivos no SPORTV e na RÁDIO CBN. Foi, aos poucos, vencido pelo cansaço e pelo avanço da doença.
A morte do jornalista teve grande repercussão. O prefeito do RIO, EDUARDO PAES, e o governador do Estado, SÉRGIO CABRAL, divulgaram nota em conjunto na qual destacaram a trajetória de um “ícone do jornalismo do País”. A Confederação Brasileira de Futebol e o Comitê Olímpico Brasileiro estabeleceram luto de três dias, e o BOTAFOGO prestou homenagem com um minuto de silêncio antes do jogo com o BOAVISTA, pelo Campeonato Carioca.
ARMANDO recebeu a última homenagem em um MARACANÃ vazio, que exibia em seus telões grandes frases daquele que era considerado um “poeta” do jornalismo esportivo. Seu corpo será sepultado amanhã, às 12 horas, no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA.

Será na condição de favorito que o secretário de Desenvolvimento de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, renunciará ao cargo, na quinta-feira, dia 1º de abril, para concorrer ao governo do Estado. Segundo o Instituto DATAFOLHA, ALCKMIN tem 52% das intenções de voto, uma vantagem de 39 pontos porcentuais sobre o segundo colocado, ALOÍZIO MERCADANTE. O cenário pesquisado inclui CELSO RUSSOMANNO, com 10%, FÁBIO FELDMAN, 3%, PAULO SKAF, 2%, e IVAN VALENTE, 1%.
O senador EDUARDO SUPLICY retirou hoje sua pré-candidatura ao governo paulista, removendo o último obstáculo para que o PT prepare o lançamento do senador ALOÍSIO MERCADANTE. “Não teria sentido eu ser candidato contra a vontade da direção do meu partido”, disse SUPLICY.

A terceira pista da MARGINAL DO TIETÊ custou aos cofres do Estado 1,3 bilhão de reais e rendeu ao motorista, pela manhã, uma economia de 10 minutos no percurso de ponta a ponta da via, no primeiro dia útil depois da inauguração. É um ganho de 21% em comparação com a segunda-feira da semana passada, mas abaixo de 35% prometido pelo Estado e pela Prefeitura na via mais congestionada da capital.

Não foi fácil quanto parecia. O tenista suíço ROGER FEDERER, número um do mundo, passou apuros para derrotar o francês FLORENT SERRA, em dois sets a zero. FEDERER avançou para as oitavas de final do MASTERS 1000 de MIAMI.           

A corte da ILHA DE JERSEY, no CANAL DA MANCHA, convocou para os dias 13 e 14 de maio a audiência final para determinar a eventual participação das empresas ligadas ao ex-prefeito PAULO MALUF em um esquema de lavagem de dinheiro. Em JERSEY, fontes do tribunal revelaram ao jornal O ESTADO que advogados de MALUF tentam argumentar que a corte não tem competência para lidar com o caso e ainda esperam bloquear o processo ou, ao menos, conseguir adiar mais uma vez a definição.
Há um ano, a corte de JERSEY aceitou acusação da Prefeitura de SÃO PAULO e congelou de forma preventiva 22 milhões de dólares em ações que supostamente pertencem a empresas da família MALUF. O dinheiro seria parte do esquema que transferiu recursos públicos nos anos 1990 para contas no exterior.

O premiê VLADIMIR PUTIN e o presidente DMITRI MEDVEDEV prometeram “destruir” os responsáveis pelo ataque duplo ao metrô de MOSCOU, que matou hoje pelo menos 38 pessoas. Duas mulheres detonaram cinturões com explosivos em estações centrais da capital pela manhã, horário de pico do sistema de transporte. Autoridades e especialistas acusam rebeldes chechenos, mas nenhum grupo reivindicou a autoria dos atentados.
A primeira explosão ocorreu na estação LUBYANKA, ponto de convergência de duas linhas do metrô, localizada a poucos quarteirões do KREMLIN e do quartel-general do FSB, o serviço secreto russo. A militante teria detonado o cinturão-bomba momentos antes de as portas do vagão se abrirem. Com a explosão, 23 pessoas teriam morrido na hora.
Quarenta minutos depois, uma nova explosão atingiu a estação PARK KULTURY, perto do turístico PARQUE GORKI. Entre 12 e 14 pessoas teriam morrido na hora. Sobreviventes foram levados a hospitais da região – mais de cem ficaram feridos nas ações. 

O ex-presidente e atual premiê russo, VLADIMIR PUTIN, ocupou os holofotes na reação de MOSCOU aos atentados de hoje, enquanto o presidente DMITRI MEDVEDEV viu-se em um papel mais discreto. A atitude de PUTIN – que, segundo alguns, é o verdadeiro mandatário russo – fez crescer as suspeitas de que o líder linha-dura planeja iniciar um movimento para retornar à presidência em 2012.
Informado dos ataques, o ex-presidente cancelou o restante da viagem que fazia à SIBÉRIA e foi o primeiro a ir às TVs russas condenar a tragédia, prometendo “destruir” seus responsáveis. “É um crime terrível em suas conseqüências e hediondo no modo como foi cometido”, disse.

2 011     :       -      TERÇA-FEIRA
Não estou bem nesta manhã. A cabeça está dolorida e parece que estou com um princípio de gripe. Trabalho horas na biblioteca, mas não consigo superar a quantidade de notícias que tenho de colocar em minhas memórias.  Os pedreiros continuam firmes na reforma que estão terminando de fazer nos quartos que foram construídos em cima da laje de casa.
Recebo alguns e-mails de meus companheiros virtuais:
PMs são afastados por envolvimento em sumiço de jovem em SP
29 de março de 2011 • 09h36
O comandante da Policia Militar de Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, foi afastado do cargo devido a irregularidades nos procedimentos adotados com um adolescente. Alan Patrick, 17 anos, está desaparecido há 15 dias, desde que foi abordado por policiais. Os outros quatro PMs estão presos, suspeitos de terem atirado no adolescente. O coronel Paulo Roberto Madureira Sales foi informado que ao retornar das férias não deve voltar ao 17º B PM, onde estava há seis anos no cargo. As informações são do Bom Dia SP. O jovem foi perseguido após a suspeita de ter participado do roubo de uma moto em Suzano, também na Grande São Paulo. Após ser detido, ele foi levado para um matagal. Tiros foram ouvidos e o rapaz não foi mais encontrado. Eduardo Rangel, que era capitão da Força Tática da PM, também foi afastado. O nome do novo comandante deve ser anunciado ainda nesta terça-feira.
MAJOR PM ALMEIDA AINDA SOBRE O I ENCONTRO DO GBB:
Meus caros Coronéis, em especial o nosso querido amigo de Votorantim onde brevemente iremos saborear uma feijoada. Não tenho procuração dos comandantes da época, mas não podemos crucificá los, pois, até meados da década de sessenta a formação dos cadetes da Academia Barro Branco era em especial voltada para a defesa territorial, e pouco para a Segurança Pública. Lembro me que se falava de camuflagem, trincheiras, teatro de operações. Ainda na integração, em 1.970, o importante era estar no cumprimento ao Cmt. as 9:00 horas. e obedecendo religiosamente o protocolo, corneta, bandeira do comando hasteada, ritual típico militar. Oficial tinha seu armário e ali deixava sua farda. Chegava à paisana e saia do quartel à paisana. Era proibida a conversa entre oficiais e praças, a não ser as que diziam respeito ao trabalho, mesmo assim, tinham que obedecer a escala hierárquica, onde sempre se ouvia " voce já falou com o Sgto, vc. já falou com ten.? " fora disso, considerava se promiscuidade. Tinha batalhões e Cias. que faziam policiamento, mas a presença de oficiais eram raras, com exceção da Rota ou o choque para controle de tumultos.
Acontece caro Comandante, que a sociedade é dinâmica, os costumes mudam, a população cresce e a P.M. descentralizou, deixou os quartéis e foi à rua fazer Segurança Pública. E a experiência, a prática, a teoria como estavam? É aí então que defendo os oficiais da época, não lhes cabe a culpa. A rua foi sua escola e seu professor maior foi a vivência, o real. A importância da Academia está na cadeia de comando, na disciplina, nas aulas de Direito e agora na formação de policiais e não de militares.
Com toda a dedicação, honradez, dinamismo, atributos inerentes ao nosso General Torres de Mello, o que poderia ele acrescentar aos comandantes da época , em matéria de policiamento se sua origem era a Aman. O que ele fez e muito bem, foi dar uma "Chocoalhada "no pessoal e colocá los na linha de frente.
Modelo de Polícia seria a Guarda Civil. Seu início teve como fundamento a Scotland Yard, onde o policial começava como patrulheiro nas ruas, ia galgando os postos e sempre frequentando cursos e mais cursos para suas promoções e aperfeiçoamento. Como disse, a nossa Guarda seria modelar, não fosse a cultura do brasileiro. Em meu tempo até era possível trabalhar à moda Scotland Yard, onde ainda havia o respeito ao policial e até sem armas letais sua presença era garantia de solução. Hoje, trabalhando nestes moldes, estaríamos todos mortos. Nem em Londres trabalha mais sem armas.
Hoje, a nossa Polícia Militar não fica nada a dever às mais avançadas. Com uma tecnologia de ponta seríamos imbatíveis. Veja nosso avanço em um campo que o sr. conhece bem, o patrulhamento aéreo.
Fiz um curso (não foi turismo) nos Estados Unidos (se me cobrarem taco o diploma na internet) sobre policia Municipal (lá cada municipio tem a sua, com Xerife e tudo) e eles me perguntavam se aqui éramos todos loucos pela forma de encararmos os criminosos. Lá eles nunca chegam em uma ocorrência em desvantagem numérica. Este negócio de um mocinho contra três é só em filmes. E a sociedade continuou mudando, drogas, impunidade, os políticos inimigos querendo nos enfraquecer cada vez mais e cá estamos nós, com muita fibra e com um monte de deficiências tecnológicas, salários, efetivo, cumprindo com nosso mister, muito bem, graças ao aprendizado e a bravura de nossos homens. Quando digo nosso, digo Polícia Militar do Exmo. Cmt. Geral ao mais novo recruta.
Dai a César o que é de César. Um Abraço e felicidades.
Bico é bico, seja ele oficial ou não !
O PM deve ser respeitado na sua dignidade com melhores e justos salários, assim como em suas folgas, que é para ele descansar e não para ele ter necessidade de trabalhar.
Para que servem as escalas de trabalho, então?
Kassab leva "bico oficial" de PMs para a periferia Policiais receberão para fiscalizar ambulantes e áreas de risco na folga Ação deverá mobilizar 3.500 homens e custará R$ 100 mi; a prefeitura paga o PM e o governo dá carro, farda e armas 
JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO
O prefeito Gilberto Kassab vai estender a toda a cidade a partir de abril a contratação de policiais militares de folga para atuar na fiscalização do comércio ambulante e da ocupação de áreas de risco. Hoje, o chamado "bico oficial" de PMs -quando policiais em folga trabalham para a prefeitura- já existe em 14 das 31 subprefeituras. Iniciada em 2009, a Operação Delegada mirou primeiro pontos de comércio popular, como a rua 25 de Março (Sé), os largos 13 (Santo Amaro) e da Concórdia (Brás) e a rua José Paulino (Bom Retiro). Em 2010, foi ampliada para bairros como Pinheiros, Vila Mariana, Lapa e Mooca e atraiu 2.650 PMs, com um investimento de R$ 24,9 milhões do Orçamento. Agora, chegará a regiões da extrema periferia, deverá mobilizar 3.500 policiais e terá um investimento neste ano de R$ 100 milhões. A prefeitura paga a hora trabalhada pelo policial, e o governo fornece carros, fardas, armas e munições. Embora o foco continue sendo o comércio ilegal, a chegada da operação à periferia abre espaço para outra frente: o combate às ocupações em áreas de risco. Entre os bairros que serão incluídos estão nove dos dez campeões em áreas de risco, como M'Boi Mirim, Capela do Socorro, Perus e Butantã. A única região onde já há definição da atuação de PMs no combate à ocupação de áreas de risco é a da favela Tiquatira, na Penha (leste).
Para Carlos Augusto Sousa Silva, presidente do Sindguardas (sindicato dos guardas-civis), a política é "um equívoco" da atual gestão. Segundo ele, quando Kassab assumiu, em 2006, havia 6.200 guardas -hoje, o efetivo é de 6.500, quando deveria estar perto de 10 mil. "A operação está tapando um buraco da política de segurança do governo do Estado", diz, sobre a alegação de que o convênio inibe crimes. Segundo o governo e a prefeitura, a parceria reduziu a criminalidade em 70%, em média. Na rua 25 de Março, apontam diminuição de 59% nos roubos e 20% nos furtos.
Caro Ventura,
Espero que todos estejam bem de saúde.
PARA SUAS MEMÓRIAS E ESTUDOS DA HISTÓRIA.
Hoje almocei com a:
Srª Marília Duarte Passos Bonilha
Neta do Cel. Benedito Duarte Passos que
Foi companheiro e amigo de Júlio Prestes.
Essa Sr estudou no mesmo colégio da neta de Júlio Prestes, de nome Julice; esta, filha de Maria Alice Prestes. Que morava na Av. Angélica.
Abraços,
Aldo Struffaldi
astruffa77@yahoo.com.br
Telefax (55-11) 3852 099

Quando chego ao MMDC está à minha espera LEONARDO LELLIS, autor de um livro sobre depoimentos dos últimos veteranos. Há anos, como estudante de jornalismo, ele fez um trabalho acadêmico sobre a vida de alguns combatentes ainda vivos. Um deles, o Senhor GERALDO FARIA MARCONDES, logo faleceu. Já formado, o LEONARDO conseguiu outras entrevistas com os “velhinhos” de 32 e agora pretende fazer o lançamento do seu livro. Escolhe a sede da Sociedade para que isso aconteça, provavelmente em julho, quando do aniversário do Movimento Constitucionalista.
Durante o almoço assisto um noticiário numa tevê e vejo que o estado de saúde de JOSÉ ALENCAR, ex-vice-presidente da República, não é nada bom. Está na UTI do Hospital SÍRIO LIBANÊS. Mais tarde, quando estou na Sociedade, ficamos sabendo da morte de JOSÉ ALENCAR.
O ex-vice presidente da República José Alencar morreu nesta terça-feira (29), aos 79 anos. Mineiro de Muriaé e empresário do setôr têxtil, Alencar lutava contra o câncer desde a década de 1990 e morreu por falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista. Ao longo dos anos, Alencar foi submetido a 17 cirurgias. A primeira delas foi em 1997, quando passou por um procedimento no rim e no estômago. Em 2002, passou por outra operação, na próstata. Desde 2006, foram vários procedimentos, todos eles para tratar o câncer no abdome. Uma das mais complicadas operações foi realizada no dia 25 de janeiro de 2009, quando o ex-vice-presidente ficou por 17 horas em uma sala de cirurgia para a retirada de tumores do local.
O corpo do ex-vice-presidente José Alencar deve deixar o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, às 6h30 da quarta-feira (29). Alencar morreu no começo da tarde desta terça-feira (28), vítima de complicações de um câncer. Neste momento, o corpo de Alencar está sendo preparado para deixar o hospital.
Segundo informações do hospital Sírio-Libanês, o corpo de Alencar deve ser levado de São Paulo a Brasília em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira). Ainda de acordo com a assessoria do hospital, a família de Alencar continua no prédio do Sírio-Libanês, na região central da capital paulista. O hospital informou ainda que mais informações sobre o velório devem ser divulgadas, em nota, nas próximas horas.
O velório de Alencar está marcado para a quarta-feira, no Palácio do Planalto. O corpo será recebido às 8h30 na Base Aérea de Brasília com honras militares pelo presidente em exercício, Michel Temer, e pelos presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney.
Da Base Aérea, o corpo será levado em cortejo fúnebre num carro de Bombeiros ao Palácio do Planalto, onde será velado a partir das 10h30. Inicialmente, o velório estará restrito a autoridades, mas, posteriormente, será aberto ao público.
O velório ficará aberto da manhã de quarta até a manhã de quinta, quando será levado a Belo Horizonte para ser enterrado. O público poderá comparecer ao velório durante toda a quarta e na madrugada de quarta para a quinta.
A presidente Dilma Rousseff, que está em Portugal, deve chegar a Brasília no início da noite de amanhã para comparecer ao velório de Alencar. Ela adiantou o retorno dela para o Brasil, inicialmente previsto para a madrugada de quinta. Alencar, que lutava contra um câncer desde 1997, morreu nesta terça-feira às 14h41. Segundo boletim médico, o ex-vice faleceu em decorrência da doença e "de falência de múltiplos órgãos". O ex-vice havia sido internado em “condições críticas” na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na última segunda-feira (28), com um quadro de suboclusão intestinal, ou seja, parte do intestino estava entupido em decorrência do câncer na região.
Acompanhe a evolução do câncer que vitimou hoje o ex-vice-presidente da República José Alencar:
1997: Alencar faz check-up e descobre um tumor no rim direito e outro no estômago.
1997: No mesmo ano, ele retira os dois tumores.
2000: Após diagnóstico, retira um tumor da próstata.
2005: É submetido a uma angioplastia para melhorar o fluxo de sangue em uma das artérias do coração.
2006: Retira um tumor de quatro centímetros do abdômen.
Novembro de 2006: Extirpa novo tumor do abdômen.
30 de outubro de 2007: Retira o terceiro tumor do abdômen.
Dezembro de 2007: Novo nódulo no abdômen é diagnosticado.
Acompanhe a evolução da doença de José Alencar.jpg
O ex-vice-presidente José Alencar passou por 17 cirurgias desde 1997, quando foi diagnosticado com câncer no rim e no estômago.
3 a 6 de janeiro de 2008: realiza sessões de quimioterapia para tratar do tumor descoberto em dezembro. realiza sessões de quimioterapia para tratar do tumor descoberto em dezembro.
Agosto de 2008: Passa por nova cirurgia para a retirada de três nódulos.
26 de janeiro de 2009: Alencar passa por sua operação mais difícil: fica 17 horas na mesa de cirurgia para retirar 11 tumores, um dos quais com 12 centímetros.
26 de janeiro de 2009: Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga;
17 de fevereiro: Alencar deixa o hospital 22 dias após a cirurgia.
Março de 2009: Alencar volta a se internar para retirar um cateter e reconstituir o ureter.
Maio de 2009: Novos exames indicam o surgimento de 18 tumores na região abdominal.
26 de maio de 2009: Alencar embarca para Huston, nos Estados Unidos, onde passa a receber tratamento no M.D. Anderson, um dos hospitais mais renomados no combate ao câncer.
4 de julho de 2009: Alencar passa mal em Brasília e viaja às pressas para São Paulo, onde é internado com quadro de obstrução intestinal. Recebe alta no dia 6.
6 de julho de 2009: Alencar deixa o hospital em São Paulo sem dores e retorna para Brasília para despachar no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede provisória do governo federal.
8 de julho de 2009: O ex-vice volta a sentir dores no estômago e no abdômen e antecipa em um dia os exames que estavam marcados para o dia 9 de julho. A equipe médica decide interná-lo novamente.
9 de julho de 2009: Alencar é submetido à cirurgia para a desobstrução de uma das alças do intestino delgado. Na cirurgia, a 14ª, foram retirados diversos tumores. O procedimento durou pouco mais de seis horas, e Alencar foi para a UTI.
11 de julho de 2009: O ex-vice deixa a UTI e vai para o quarto do hospital.
17 de julho de 2009: Exames mostram nova obstrução intestinal em Alencar e médicos reavaliam tratamento. O ex-vice continua internado.
23 de julho de 2009: Alencar apresenta melhora e recebe alta. Ao deixar o hospital, o ex-vice disse que sai vitorioso, mas que não foi fácil.
24 de julho de 2009: O ex-vice volta a sentir dores abdominais e é internado novamente. Após realizar exames, Alencar é submetido a uma nova cirurgia. Alencar é submetido a uma colostomia --procedimento no qual se faz uma abertura no abdômen para a drenagem das fezes.
4 de agosto de 2009: Alencar recebe alta do hospital onde estava desde o dia 24 de julho e vai direto para Houston (Texas), onde faz um tratamento experimental contra o câncer.
6 de agosto de 2009: Alencar retorna dos Estados Unidos, onde começou o terceiro ciclo de tratamento experimental, e foi direto para o hospital, em São Paulo, para realizar exames.
28 de agosto de 2009: Exames realizados por Alencar comprovam que os tumores na região do abdômen de Alencar cresceram. Os médicos concluíram que o tratamento experimental não está surtindo efeito e suspendem a medicação.
1º de setembro de 2009: Alencar volta a fazer sessão de quimioterapia no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
17 de setembro de 2009: O ex-vice passa mal e volta para o hospital. Segundo sua assessoria, Alencar teve uma baixa imunológica.
8 de setembro de 2009: Alencar é submetido a transfusões de sangue no Sírio-Libanês. Médico diz que quadro evolui bem.
19 de setembro de 2009: Alencar deixa hospital em SP e diz estar animado.
22 de outubro de 2009: Exames têm avaliação positiva e Alencar seguirá com mesmo tratamento, diz hospital.
15 de dezembro de 2009: Alencar diz que tumores estão definhando e cogita candidatura ao Senado.
27 de janeiro de 2010: Tumor reduz e Alencar continuará com quimioterapia, segundo o hospital.
28 de maio de 2010: Alencar apresenta melhora no quadro de anemia e água no pulmão.
1º de junho de 2010: Alencar diz que desistiu de disputar eleições por "coerência".
7 de julho de 2010: Durante quimioterapia, Alencar tem crise de hipertensão e é internado.
15 de julho de 2010: Após cirurgia no coração, Alencar recebe alta.
30 de agosto de 2010 Quadro infeccioso leva ex-vice a nova internação.
02 de setembro de 2010 Alencar recebe alta.
10 de setembro de 2010 José Alencar é internado na UTI por problema no pulmão.
15 de setembro de 2010: Sai do hospital.
8 de outubro de 2010: Ex-vice passa por um procedimento de substituição de um cateter no rim esquerdo. Ele havia sido internado dois dias antes para exames e sai no dia seguinte.
25 de outubro de 2010: José Alencar é internado em SP com problema no intestino.
8 de novembro de 2010: Volta a se alimentar por via oral.
11 de novembro de 2010: Sofre um infarto agudo do miocárdio e é submetido a um cateterismo, que não mostrou obstruções arteriais importantes.
18 de novembro de 2010: Após 24 dias de internação, Alencar recebe alta de hospital.
19 de novembro de 2010: Alencar volta a ser internado.
20 de novembro de 2010: Recebe alta após passar por uma transfusão de sangue.
23 de novembro de 2010: Volta a tratar problema no intestino em hospital três dias após última alta.
27 de novembro de 2010: Alencar passa por nova cirurgia.
30 de novembro de 2010: Apresenta piora da função renal e passa por hemodiálise.
9 de dezembro de 2010: Deixa UTI do hospital.
17 de dezembro de 2010: Depois de 25 dias internado, o ex-vice deixa o hospital.
22 de dezembro de 2010: Alencar volta a ser internado.
24 de dezembro de 2010: Volta a ter hemorragia e recebe transfusões de sangue.
1º de janeiro de 2011: Médicos proíbem Alencar de participar da posse de Dilma. Recebe visita de Lula no dia que deixa a Presidência.
9 de janeiro de 2011: Sangramento do ex-vice é controlado e ele deixa UTI.
25 de janeiro de 2011: Deixa hospital para participar de homenagem da Prefeitura de São Paulo.
26 de janeiro de 2011: Alencar recebe alta para continuar tratamento em casa.
9 de fevereiro de 2011: Com perfuração intestinal, volta para UTI de hospital.
15 de fevereiro de 2011: Alencar é transferido para um quarto do hospital.
15 de março de 2011: O ex-vice-presidente recebe alta do Sírio-Libanês.
28 de março de 2011: Com quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas", Alencar volta para UTI.
Nesta tarde demonstro preocupação com o Edital de Convocação junto ao Diário Oficial. Há uma certa rejeição em publicar gratuitamente essa peça exigida pelo nosso Estatuto, ou seja, a publicação no DO. Nos anos de 2007 e 2009 conseguimos a isenção de pagamento. Mando um e-mail para o Sr. HADDAD, nosso conhecido de longa data:
Prezado Haddad,
Encaminho ao amigo ofício endereçado ao Sr. Superintendente do Diário Oficial no sentido de ser publicado o Edital de Convocação da Assembléia Geral Eleitoral desta Sociedade, conforme exige o nosso Estatuto. Com a mudança de direção do Diário Oficial naturalmente perderam, infelizmente, os nossos elos de ligação com o Diário Oficial. As dificuldades pelas quais passa o MMDC não são do conhecimento das autoridades, mas apesar de tudo continuamos a lutar pela conservação daqueles ideais dos constitucionalistas de 1932. Não temos ajuda governamental e vivemos com as mensalidades dos associados que não suportam gastos extras. Solicito de V.Sª a atenção aos nossos anseios de continuidade com a nossa missão. A publicação do Edital de Convocação deverá ser realizada 15 (quinze) dias antes da data marcada para a realização da Assembléia Geral Eleitoral (dia 29 de abril). Aguardo seu retorno para podermos dar ciência ao nosso Presidente das medidas tomadas.
Cel Mario Fonseca Ventura Secretário.

Dois dias depois de ver o ídolo ROGÉRIO CENI marcar seu centésimo gol, a torcida são-paulina viveu hoje mais um momento especial. No MORUMBI, 45 mil apaixonados pelo TRICOLOR foram recepcionar o atacante LUÍS FABIANO. A apresentação foi a mais pomposa de um jogador no BRASIL. O corintiano RONALDO, por exemplo, atraiu seis mil fiéis ao PARQUE SÃO JORGE em 2008. E, neste ano, 20 mil flamenguistas foram à GÁVEA receber RONALDINHO GAUCHO. Para se ter uma idéia, em  2009, , KAKÁ levou 40 mil pessoas ao SANTIAGO BERNABÉU  em sua chegada ao REAL MADRID.

MARIA prova que mulher bonita pode ganhar “BBB”. Com 43% dos mais de 51 milhões de votos, a atriz paulista levou o prêmio de R$1,5 milhão do “BBB11”, edição que teve baixa audiência, mas alto faturamento. Se esta edição do “BBB” patinou na audiência, se o próprio BONINHO – o diretor e todo-poderoso do reality – reclamou diversas vezes da monotonia dos participantes, através de seu Twitter, e se a GLOBO não pretende dar chance aos seus participantes em sua programação, uma pessoa em particular, parece não estar nem aí.
Quando PEDRO BIAL declarou o nome de MARIA como a campeã desta 11ª edição, com 43% dos mais de 51 milhões de votos, o BRASIL acabava de ganhar uma nova milionária. Para ela, o programa fez todo sentido. A garota de 27 anos, nascida em SÃO BERNARDO DO CAMPO, em SÃO PAULO, levou a bolada de um milhão e meio de reais para casa. A 11ª edição do BIG BROTHER BRASIL estreou no dia 11 de janeiro de 2011, uma referência à numerologia. No primeiro dia, o programa teve audiência média na casa dos 35 pontos na Grande São Paulo. (O BBB10 estreou com 32). O interesse do público, no entanto, caiu, e a atração chegou ao último domingo (27) com média de 24,6 pontos – a final reservou uma média de 28 pontos. Temendo pela queda da audiência, BONINHO alterou regras, trouxe de volta MAURÍCIO e tentou, com WESLEY e ADRIANA, colocar molho numa casa que parecia sem cheiro e personalidade. O próprio BIAL parece ter esgotado seu arsenal de textos enternecidos. Mesmo assim, com um faturamento que beirou os 400 milhões de reais, a GLOBO nem pensa em deixar o programa de lado.       

O comandante da Polícia Militar do AMAZONAS, DAN CÂMARA, foi afastado do cargo ontem, menos de uma semana depois da divulgação de um vídeo em que sete policiais militares atiram em um adolescente. O jovem sobreviveu. O CORONEL ALMIR DAVID, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança, assume o comando. Após CÂMARA dizer que não sabia do vídeo, o procurador JOÃO BOSCO SÁ VALENTE o chamou de “mentiroso” e afirmou que havia dado cópia a ele.
O arquiteto bauruense CÉSAR AUGUSTO DOS SANTOS SCUDELER, de 44 anos, vivia um dos melhores momentos de sua vida. Após realizar diversas obras ao redor da cidade, vivia a expectativa de seu casamento com a corretora de imóveis, PAULA VOLPE, de 28 anos, em julho próximo. “Em dois anos de namoro, nós nunca brigamos. Vai ser duro enfrentar essa perda”, diz ela. CÉSAR AUGUSTO começou a passar mal em casa, durante a madrugada. Ainda assim, teve forças para dirigir até o Hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA, onde acabou morrendo nesta terça-feira, vítima de um infarto fulminante. Era hipertenso, mas tomava remédio e se exercitava regularmente. Além da namorada, SCUDELLER deixa a mãe, de 73 anos, e uma irmã.
Ex-presidente e dirigente do GRÊMIO – RS, RUDI ARMIN PETRY morreu hoje, aos 91 anos (nasceu em 1913). PETRY começou a sua trajetória no futebol como dirigente em 1963, quando foi diretor do tricolor gaúcho e conquistou sete campeonatos estaduais em sequencia. Em 1983, foi diretor de futebol do time campeão da LIBERTADORES e do MUNDIAL INTERCLUBES. O corpo de PETRY será cremado em SÃO LEOPOLDO – RS.
Faleceu JOSÉ AMERICO ROIG, artista plástico, aos 76 anos, em SÃO JOSÉ DO NORTE, cidade gaúcha com 25 mil habitantes. Por meio de desenhos e pinturas, o artista registrou as belezas naturais, a arquitetura portuguesa e os costumes de sua cidade. Seus quadros chegaram a ser expostos no URUGUAI, ARGENTINA, CANADÁ e ALEMANHA. Em 2008, com problemas de visão, encerrou a carreira. ROIG nasceu em 20 de julho de 1934. 
O tenor galês ROBERT TEAR, que colaborou com nomes importantes como PIERRE BOULEZ e BENJAMIN BRITTEN, morreu hoje, aos 72 anos. A informação foi divulgada pelo jornal THE DAILY TELEGRAPH. TEAR conseguiu projeção no REINO UNIDO em 1963 por sua interpretação do papel de QUINT, na ópera THE TURN OF THE SCREW, de BRITTEN, com quem trabalharia também em THE BURNING FIERY FURNACE e THE PRODIGAL SON. Nascido no PAÍS DE GALES, em 1939, nos anos 1980, atuou como regente, primeiro em MINNEAPOLIS, nos ESTADOS UNIDOS, e depois em diversas orquestras britânicas, dando aulas também em instituições como a ROYAL ACADEMY OF MUSIC.
Hoje às 10h16 - Atualizada hoje às 10h23
Presidente Assad aceita a demissão do governo sírio
DAMASCO - O primeiro-ministro sírio, Mohammed Naji Otri, pediu demissão nesta terça-feira e o presidente Bashar al-Assad aceitou a renúncia, informou a televisão estatal. "O presidente Assad aceitou a renúncia do governo", afirmou a TV estatal, acrescentando que um novo governo será formado nos próximos dias. Este anúncio acontece no momento em que o regime enfrenta uma onda de protestos, com manifestações em várias cidades do país, alinhada com as revoltas nos países do mundo árabe. Cento e trinta pessoas morreram nas manifestações, segundo os opositores do regime, 30, de acordo com o governo. Após duas semanas de manifestações contra Bashar al-Assad, milhares de pessoas seguiam nesta terça-feira para uma grande praça de Damasco para participar de uma manifestação de apoio ao presidente. "Por nosso sangue, por nossa alma, nos sacrificaremos por ti Bashar", gritavam os manifestantes que seguiam para a praça Sabaa Bahrat, diante do Banco Central, onde foi colocado um enorme retrato do chefe de Estado. "Deus, Síria, Bashar é um todo" e "Um, um, um, o povo sírio é um", afirmaram os manifestantes, com bandeiras sírias e fotos do presidente. A Síria é um país de várias religiões e etnias, com maioria sunita e minorias alauita, que controla o poder, cristã e curda.
Chanceleres de mais de 40 países, reunidos hoje, em LONDRES, discutiram formas de armar os rebeldes líbios para que eles possam derrubar o regime de MUAMAR KADAFI – agora, um dos objetivos declarados da coalizão. A discussão, ainda travada nos bastidores, foi admitida por representantes dos EUA e da FRANÇA, dois países líderes da operação militar iniciada no dia 19. Segundo americanos e franceses, os insurgentes provavelmente não conseguirão derrubar o ditador líbio por conta própria. Para WASHINGTON, o fornecimento de armas ao extrapola a resolução da ONU que autorizou a operação militar. Tropas leais a KADAFI conseguiram retomar duas cidades em poder dos rebeldes.
Depois de receber reforços de soldados, tanques e baterias de foguetes GRAD de várias cidades do oeste da LÍBIA, as tropas leais ao ditador MUAMAR KADAFI retomaram hoje BIN JAWAD, cidade de 20 mil habitantes, 422 km a oeste de BENGHAZI, o principal reduto rebelde.

Usando uniformes do Exército e cinturões-bomba, militantes tomaram de assalto um escritório do governo iraquiano na cidade de TIKRIT, centro do país, deixando pelo menos 56 mortos – incluindo 3 representantes municipais executados com tiros na nuca que tiveram seus corpos incendiados. De acordo com testemunhas, dentro do edifício, os militantes abriram fogo indiscriminadamente e atiraram granadas contra os oficiais do Exército que chegaram ao local posteriormente. O cerco durou cinco horas e terminou com os militantes detonando os explosivos que levavam presos ao corpo.

Grupos armados ligados a ALASSANE OUATTARA – reconhecido pela comunidade internacional como vencedor das eleições presidenciais – avançaram em direção às duas principais cidades portuárias da COSTA DO MARFIM, controladas por LAURENT GBAGBO, que rejeita deixar a presidência. GBAGBO não conseguiu conquistar mais um mandato nas eleições de novembro, sendo derrotado por OUATTARA. O impasse deu início a intensos conflitos, provocando a fuga de centenas de milhares de pessoas a países vizinhos.  

29 DE MARÇO DE 2012         :      -    QUINTA-FEIRA
Pouca produtividade nesta manhã. Apenas procuro ler com mais atenção a sentença dada ao caso do Monumento Mausoléu. Muita coisa inaproveitável. Embargos, agravos, chincanas do processo que o fizeram demorar de 2004 a 2011, um tempo em que o Obelisco ficou (e está até hoje) com graves infiltrações de água e outros reparos que já deveriam ser feitos naquela época. Uma pergunta fica no ar: QUEM É O CULPADO POR TUDO ISSO? No meu simples julgamento, não precisando ser uma sumidade para responder: os próprios causadores de tudo isso. Os processos criados por pessoas que procuram tirar proveito com a situação criaram esse estado de coisas que agora está difícil para resolver. Tudo já estaria concluído se não houvesse as ordens de cessação dos trabalhos de restauro que a NESTLÉ, a princípio, e depois a CLARO estavam patrocinando.  
Na Sociedade, aonde chego por volta das 13 horas, sou questionado a respeito disso por um repórter do JORNAL DA TARDE.
AMADO RÚBIO tem demonstrado amor à Sociedade. Entregou os ofícios de outorga da Medalha MMDC para pessoas indicadas para serem galardoadas em 23 de maio: INSPETOR HAMILTON FERNANDO ANANIAS e INSPETOR EUCLIDES CONRADIM, da Guarda Civil Metropolitana; DOUTORA YARA SUELY ROMEU e DOUTOR EDIE PEREIRA CASTANHO JÚNIOR, da Policia Técnico Científica; CORONEL INT GERALDO TESTI JÚNIOR, CORONEL INT EZEQUIAS MOREIRA DA SILVA e CORONEL INT RODOLFO VEIRA ALVES, todos do IV COMAR; CORONEL MARCOS ANTÔNIO VIEIRA PONTES e CORONEL JOÃO MIGUEL CORPAS FERNANDEZ, do Comando Militar do Sudeste.
Recebo um telefonema do GENERAL FAYAD. Ele quer ir até SÃO JOÃO DA BOA VISTA no próximo dia 10. Pretende fazer com que se crie um núcleo da Sociedade naquela região. Combino ir com ele até esse município.
Teremos nesta tarde a reunião do Comando da PMESP com os Presidentes e ou Representantes das Associações e Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo. Assim é que às 16 horas estou chegando no Salão de Conferências do QCG. Sou um dos primeiros a chegar. Aos poucos vamos nos encontrando com os coronéis PM RICO, JORGE GONÇALVES, ALFREDO VIEIRA DAS NEVES, CANGERANA, MENEGUCCI; ALEGRETTI, CABO PM MORAES (da Associação dos Cabos e Soldados) e muitas outras pessoas. O Cmt Geral está com o governador e demora para chegar. Ele faz uma prestação de serviços dos seus três anos de gestão. Diz que esta será a penúltima reunião com os presidentes das Associações e Entidades representativas dos PMs, porque deverá passar o comando em 21 de maio, quando completa o seu tempo de serviço ativo. Diz ele que concorre ao cargo de Cmt Geral todos os coronéis da ativa, em número de 57. Não tem a mínima idéia de quem será seu substituto e a escolha será do Secretário da Segurança Pública. CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO demonstra interesse em resolver os problemas dos policiais militares, principalmente no profissionalismo e no setor saúde. Defende a instituição CRUZ AZUL sob todos os pontos de vista. Essa reunião vai terminar por volta das 19:30 horas. Não houve espaço para se discutir sobre o restauro do Monumento Mausoléu, tal como conversei com o Cmt Geral, no dia 27, no IV COMAR. É um assunto melindroso e não ficava bem discuti-lo numa reunião como esta.  
Nesta noite recebo um e-mail do Professor Biajone e o respondo:
Prezado CEL VENTURA
Em conversa que tive hoje a tarde (Março 28, 2012) com o Sr. JOSÉ ROQUE, assessor juridico do prefeito de BURI, consegui com que as 32 medalhas CONSTITUCIONALISTAS fossem pagas por fazendeiro/empresario local de BURI. Assim sendo, o 54 I ficará ISENTO de via CPI-7 solicitar fundos para que tais medalhas sejam adquiridas, poupando aos cofres públicos 120 reais vezes 32 medalhas. No entanto, dei minha palavra de HONRA ao referido assessor que custe o que custar comitiva de AL OF PMs e mais o CMT da APMBB e mais representantes do NCRR virão a BURI para prestigiar o evento no dia 10 de julho de 2012 E REALIZAR a SALVA DE TIROS em honra dos camaradas tombados no campo de honra. Prezado CEL VENTURA, conto CONVOSCO agora para que esse efetivo da APMBB efetivamente venha. EVANDRO fará a parte que lhe compete na geração de OFICIOS e demais encaminhamentos, mas se o meio de campo enrolar, conto com o SENHOR que conseguirá fazer desenrolar. Para se ter uma IDEIA da importância que as autoridades políticas locais estão atribuindo a esse evento em BURI, o prefeito dessa cidade colocou à disposição as VIATURAS MUNICIPAIS (micro ônibus) para buscar quem quer que for, onde quer que seja na CAPITAL. Consegui descobrir 1 veterano de 32 EM VIDA em BURI, chama-se MAJORZINHO. Além dele, o repórter da TV GLOBO CARLOS NASCIMENTO, que é de BURI, estará na listagem dos agraciados com a CONSTITUCIONALISTA. Almoço para TODOS os presentes, sejam eles AL OF PMs, oficiais, praças, autoridades civis, ect será fornecido sem custo algum. O prefeito, por fim, me solicitou para a elaborar outra placa a ser inaugurada no dia 23 de junho, o qual tentarei fazer para o dia 23 de maio, que será colocada na praça principal da cidade que se chamará PRAÇA 9 DE JULHO. Seja que dia for, solicitei a EVANDRO que veja com o CMT do 54 I que destaque efetivo para aqui em BURI estar conosco no dia 23 de maio ou 23 de junho. Participarei essa situação ao CMT do 22 I para que uma representação nossa de ITAPETININGA possa lá estar sem falta. O senhor poderá vir? se não, fique tranquilo. Mas sua presença é imprescíndível no dia 10 de julho. A medalha CAD RUYTEMBERG fica para outra oportunidade. Tenho certeza que o NCRR saberá o que fazer. Já acertei tudo com o EVANDRO e este com o CMT do 54. Receberei todos os currículos e encaminharei para MARINEI. A listagem dos agraciados seguirá em breve para vossa apreciação. Atenciosamente e grato,
BIAJONE
Março 28, 2012 às 16h45
CARO BIAJONE
Meus cumprimentos ao senhor José Roque pelo auxílio que vem prestando ao Movimento Constitucionalista em seu Jubileu de Carvalho. BURI ficará sendo conhecido como se deve e com seu nome nos anais modernos da história sobre a Epopéia de 32. O trabalho que você idealizou com a criação dos núcleos de correspondência merece todo o nosso aplauso.
Apenas uma pergunta: a encomenda das medalhas junto ao PANELLI será feita por quem? O EVANDRO ou você? Precisa uma certa antecedência para que seja possível a confecção das mesmas com tempo hábil. Você se recorda das dificuldades que tivemos naquele evento de 22 de janeiro, na Praça da Sé, quando as pessoas que deveriam providenciar a compra das medalhas na PANELLI foram fazer isso faltando apenas 15 dias e já não dava mais para a cunhagem das mesmas.
Sobre o MAJORZINHO, fica uma curiosidade, será que ele era major na Revolução? Seria da FP ou do Exército? Ou seria apenas um apelido carinhoso? Dá para saber alguma coisa da vida dele? Como por exemplo a idade e o local onde combateu?
Infelizmente não poderei estar com vocês no dia 23 de maio. Até que 23 de junho poderemos estudar, pois até agora nada surgiu para essa data. No dia 10 de julho já reservamos a data para estarmos com vocês em ITAPETININGA e BURI. Aguardo os currículos. Meus parabéns para todos que estão metendo a "mão na massa" para a grandeza dos nossos princípios constitucionalistas.
 
O bom filho à casa torna e, como conhecedor dos segredos da ARENA BARUERI, FERNANDINHO manteve a tradição de se destacar no estádio ao garantir a vitória do SÃO PAULO sobre o CATANDUVENSE, hoje. Acionado pelo técnico ÉMERSON LEÃO apenas na etapa final, o atacante marcou o primeiro e fez toda a jogada que resultou no gol contra do zagueiro CLÉBER. O triunfo recolocou o SÃO PAULO na liderança do Paulistão. O TRICOLOR tem os mesmos 37 pontos do CORINTHIANS, mas leva vantagem sobre o rival no saldo de gols (18 a 12).
NEYMAR conseguiu mais um feito em sua bem-sucedida carreira. Hoje, na VILA BELMIRO, o camisa 11 do SANTOS pedalou, deu belos dribles e marcou três gols na vitória por 5 a 0 sobre o GUARATINGUETÁ. O craque alvinegro passou a somar 95 gols pelo clube e ultrapassou o seu ídolo ROBINHO, tornando-se o quarto maior artilheiro do time após a ERA PELÉ.

Os alunos da Universidade de São Paulo pediram “FORA PM” no ano passado. Hoje, o reitor JOÃO GRANDINO RODAS oficializou logo três coronéis para comandar a GUARDA UNIVERSITÁRIA. Além de LUIZ DE CASTRO JUNIOR, superintendente de Segurança, ex-diretor da Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM, vão ajudar a administrar o efetivo de 380 homens em sete campus do Estado o CORONEL PM JEFERSON DE ALMEIDA (ex-policiamento ambiental) e o CORONEL PM VALTER ALVES MENDONÇA, que estava no 19º Batalhão e já passou pela ROTA. Aos 52 anos, apenas 31 dias de aposentadoria, com 34 anos de PM, ele foi entrevistado pelo jornal O ESTADO. Diz ele que foi o professor GRANDINO quem fez o convite porque atuava em segurança comunitária. Diz ele estar tranqüilo porque não está sendo contratado por ser coronel, mas sim porque é um especialista em segurança.

Um homem morreu ao perder o controle de um HONDA CIVIC que havia acabado de roubar e bater em um poste, durante perseguição policial nesta madrugada, no BUTANTÃ, zona oeste de SÃO PAULO. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a PM foi avisada do roubo à 1 horas e localizou o criminoso na Avenida SEBASTIÃO EUGÊNIO DE CAMARGO, onde a perseguição teve início. O acidente na Avenida CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES, provocou a interrupção da energia na região, que foi completamente restabelecida às 5:30 horas.

Os pais de GABRIELLA NICHIMURA, de 14 anos, que morreu ao cair do brinquedo LA TOUR EIFFEL, no parque HOPI HARI, em 24 de fevereiro, reafirmaram hoje à Corregedoria da Polícia Civil em CAMPINAS que o primeiro assento periciado não foi o usado pela garota. SILMARA e ARMANDO NICHIMURA pediram que a responsabilidade pelo equívoco na perícia e o vazamento de fotos da menina morta sejam investigados.   

Um vídeo gravado por uma câmera de segurança obtido pela rede de TV americana ABC levantou dúvidas sobre a versão dada pelo vigia voluntário GEORGE ZIMMERMAN para a morte do adolescente TRAYVON MARTIN, na FLÓRIDA, em fevereiro. Segundo ZIMMERMAN, ele atirou em legítima defesa contra MARTIN após ter recebido um soco no nariz e o jovem ter batido a cabeça dele contra a calçada. O vídeo mostra o rosto e a cabeça do vigia sem ferimentos. Apesar disso, o boletim de ocorrência feito após o crime diz que ZIMMERMAN fora atendido brevemente no local antes de ir para a delegacia. Ele não foi indiciado e não passou por uma avaliação médica mais aprofundada. A morte do adolescente provocou indignação nos ESTADOS UNIDOS, especialmente na comunidade negra. Na semana passada, o presidente BARACK OBAMA chegou a declarar publicamente que “se tivesse um filho ele se pareceria com TRAYVON”.
   
2 013    -      SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
É uma data toda especial. Traz a mística dos mistérios da morte de JESUS CRISTO e de sua ressurreição. Centenas de católicos lotam a Catedral da SÉ, no centro da capital, e participam da Celebração da SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO e ADORAÇÃO DA SANTA CRUZ. A cerimônia que lembra morte de JESUS CRISTO é conduzida pelo Cardeal Arcebispo de SÃO PAULO, DOM ODILO SCHERER. Em seguida, os fiéis saem em procissão pelas ruas do centro com destino à BASÍLICA DE SÃO BENTO. Durante a celebração, dom ODILO, que é chamado por um de seus auxiliares de “quase papa”, por ter sido cotado para ser o sucessor de BENTO XVI, reforça a importância da prática da fé dentro da Igreja Católica e convida o público a estar mais presente na Igreja. “Amanhã terá a VIGILIA PASCAL, que é uma das celebrações mais bonitas do ano, mas que ainda não foi descoberta”, disse. Essa vigília começará às 19 horas, na Catedral. Mais cedo, o arcebispo participara, ao lado do padre JÚLIO LANCELOTTI, de uma VIA SACRA com moradores de rua na região da CRACOLÂNDIA. Eles encenaram as 15 estações que compõem o ato religioso e falaram de questões sociais.
Devoto de SÃO FRANCISCO, ONOFRE MIZIARA, de 80 anos, acompanha a celebração com o santo nas mãos. “A SEXTA-FEIRA SANTA é um dia de conversão. Com tantas faltas na Igreja, temos de nos mirar somente no exemplo de CRISTO”, disse. Visivelmente emocionado, ADRIANO ALMEIDA GOMES, de 30 anos, assiste a todo o serviço religioso de joelhos. Após cair de uma laje há dez anos, atualmente ele precisa usar muletas. ADRIANO saiu de FERRAZ DE VASCONCELOS, na GRANDE SÃO PAULO, e está pela primeira vez na CATEDRAL DA SÉ. “Foi DEUS que me colocou aqui hoje e estou muito feliz. CRISTO morreu por nós na cruz. Então, todo o esforço que eu fizer para agradecê-lo é pouco”, disse ADRIANO.

O PAPA FRANCISCO preside hoje a partir da BASÍLICA DE SÃO PEDRO, no VATICANO, em ROMA, a liturgia da PAIXÃO DE CRISTO, a parte principal da comemoração da SEXTA-FEIRA SANTA. Usando vestes vermelhas, o pontífice reza prostrado no chão diante do altar maior, enquanto três diáconos, um dominicano e dois franciscanos, cantam a história da PAIXÃO, segundo SÃO JOÃO. A luz é mantida baixa na basílica, a fim de simbolizar o clima de penitência que permeia a celebração. Logo após, milhares de pessoas acompanham a celebração da primeira via-sacra do PAPA FRANCISCO. Na liturgia da SEXTA-FEIRA SANTA não há consagração, apenas a comunhão. Durante a via-sacra o PAPA é recebido pelo prefeito de ROMA, GIANNI ALEMANNO. O trajeto tradicional da via-sacra começa dentro do Anfiteatro FLÁVIO, o COLISEU, para lembrar o sofrimento dos milhares de cristãos mortos ali durante os primeiros anos da religião. A procissão passa então pelo ARCO DE TRAJANO e termina na COLINA DO PALATINO. Os fiéis, carregando velas, aplaudem o líder da Igreja Católica.

Pela manhã, abrindo a caixa de mensagens em minha conta na Internet, recebo do TENENTE PM NATANAEL o roteiro da sessão solene que aconteceu no dia 27 na Câmara Municipal da Cidade de São Paulo. Coloco-o em minhas memórias, no meu blog.
Caríssimo Cel Ventura
Segue em anexo, o roteiro da Solenidade da Câmara dos Ver., que ocorreu em 27Março13, para que se o sr. assim o deliberar, seja colocada em vosso Blog e meios eletrônicos de Internet.
Esclareço que, só tivemos comentários elogiosos por todos, pois a cúpula da nossa Gloriosa Corporação fez-se presente, honrando em muito a Soc Vet de 32-MMDC bem como a todos que participaram.
Agradeço imensamente a vossa presença, bem como a presença de nosso vice-pres. Cel Mendes, que em muito abrilhantaram a Cerimônia.
Todos comentaram... "Casa Cheia... Olha o Cmdo Geral, o Ch da Casa Militar, o Cel Ventura (dentre outras personalidades) estão Aqui, que Legal", e pelos comentários, tenho certeza que não só os recipiendários, mas todos que participaram sentiram-se honrados e gostaram do Evento, bem como o Objetivo Principal foi atingido: "Divulgação da Epopéia de 32". Lembro-me de quando começamos a encher a Sede da Soc Vet 32-MMDC e a "Casa ficou tão Cheia" que não se cabia mais gente, e sugerimos que então fossem feitos os eventos no Monumento Mausoléu..., enfim, como conversei pessoalmente com o sr., o MMDC LESTE está totalmente alinhado sob a batuta do sr. para trabalhar incansavelmente pela "Divulgação dos Ideais de 32"!
- São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido !
Obrigado mais uma vez pelo voto de confiança que o sr. nos deu, e, espero continuar honrando à Sede da Soc Vet de 32-MMDC na pessoa de seu presidente : Cel PM Mario Fonseca Ventura.
Sem mais,
Muito Grato,

CARÍSSIMO NATANAEL
REALMENTE, foi uma sessão solene que dignificou sobremaneira a Sociedade Veteranos de 32-MMDC como um todo. Somos uma grande família. A desagregação somente causa prejuízos para nós. Vamos evitar isso nos fortalecendo com as medidas que iremos tomar na reunião da Diretoria Executiva no dia 6 de abril, às 14 horas. Estou preocupado com a necessidade da Assembléia Geral Eleitoral a fim de cumprir dispositivos estatutários no Núcleo. Quanto mais cedo você escolher a data será importantíssimo. Preciso saber antes os nomes dos candidatos que pretendem ocupar os cargos de Presidente da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo.

Três coronéis conhecidíssimos nossos estão passando para a reserva na data de hoje, por completarem cinco anos no posto: MAÉRCIO ANANIAS BATISTA, do ESTADO MAIOR ESPECIAL DA PMESP; LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, do CPI-2, e WÁGNER CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA TAVARES PINTO, da ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Eles têm muita coisa em comum. Os três foram declarados ASPIRANTES A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. Foram promovidos ao posto de 2º TENENTE em 25 de agosto de 1982. São 1ºs TENENTES de 15 de dezembro de 1985. MAÉRCIO e WÁGNER foram promovidos a CAPITÃO em 25 de agosto de 1991. O ARRUDA foi promovido a CAPITÃO em 25 de agosto de 1990. Quanto ao posto de MAJOR apenas tenho a data da promoção do ARRUDA, em 25 de agosto de 1991. ARRUDA foi promovido a TENENTE-CORONEL em 25 de agosto de 2005, enquanto MAÉRCIO e WÁGNER foram promovidos a esse posto em 24 de maio de 2006. Todos os três galgaram o último posto da instituição em 29 de março de 2008.

Três pessoas morreram quando um ônibus rodoviário que fazia o itinerário SÃO PAULO-CAMPINAS caiu em uma ribanceira, no final da tarde, na Rodovia ANHANGUERA, na altura de VINHEDO, no quilômetro 79, interior. De acordo com as informações da concessionária da via, a AUTOBAN, outras 29 pessoas ficaram feridas, duas em estado grave. Os nomes não foram divulgados.

Morreu hoje à tarde FERNANDO PIOVEZAN, de 25 anos, motorista do carro que bateu na entrada do Túnel TAKEHARU AKAGAWA, na Avenida SÃO GABRIEL, no ITAIM BIBI, zona sul. O acidente aconteceu às 4:30 horas de hoje. PIOVEZAN, que era sócio da boate PROVOCATEUR, na zona sul, foi levado para o Hospital SÃO LUIZ, no ITAIM, mas não resistiu. A polícia suspeita que o motorista possa ter dormido no volante.

O secretário municipal de Habitação, JOSÉ FLORIANO MARQUES, disse ontem que a construção de moradias na área invadida do JARDIM IGUATEMI, na zona leste, deve começar apenas em 2014 e ainda depende de projeto.     

Duas pessoas morreram e outras sete ficaram feridas após um carro invadir a calçada onde funcionava uma barraca de lanches, em INDAIATUBA, hoje de madrugada. Os clientes foram atropelados na calçada da PRAÇA DA LIBERDADE, que fica na Avenida VISCONDE DE INDAIATUBA, e sofreram ferimentos graves. LUÍZA HELENA MUNHOZ VEIGA, de 56 anos, e o filho ISMAEL MUNHOZ DE VEIGA JÚNIOR, de 28 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram. Eles moravam em SÃO PAULO e tinham alugado uma chácara para passar o feriado da PÁSCOA e comemorar o aniversário da neta de LUÍZA com parentes e amigos. Entre os atingidos pelo carro também estão o outro filho de LUÍZA e um amigo da família. Os demais feridos são de INDAIATUBA, sendo um deles o motorista do veículo. Segundo o empresário CRISTIANO MORA ANTÔNIO, que estava em uma das mesas na frente do estabelecimento, a família tinha desembarcado do carro para comprar o lanche cinco minutos antes do acidente. “Eu caí na hora em que o carro bateu e já vi a mulher caída com a perna cortada e outras pessoas gritando de dor. Não deu tempo de fazer nada. Foi um ato muito inconseqüente do motorista”, afirma. Os dois cachorros que estavam com as vítimas também morreram. O motorista, de 24 anos, ficou preso nas ferragens e foi encaminhado para o mesmo hospital. Após alta, foi levado para a cadeia anexa ao 2 Distrito Policial de CAMPINAS. Foi indiciado por homicídio, direção perigosa e lesão corporal.

A professora CRISTIANE SILVA MATOS, de 36 anos, foi encontrada morta, dentro de seu carro, no estacionamento do PARQUE DA CIDADE, em BRASÍLIA. A vítima tinha sinais de enforcamento. O veículo estava com a porta aberta e os vidros estilhaçados. A bolsa da professora, com documentos e cartões bancários, não foi levada pelos criminosos. A polícia investiga o crime. De acordo com as primeiras análises da perícia, a vítima aparentemente lutou com o criminoso, pois apresentava marcas pelo corpo. Este é o oitavo assassinato ocorrido em BRASÍLIA neste ano. As buscas pela professora começaram após o marido da vítima registrar um boletim de ocorrência de desaparecimento, já que CRISTIANE não havia ido buscar os filhos na escola, às 17:30 horas, como costumava fazer. O marido afirmou à polícia que a professora havia saído de casa para comprar ovos de Páscoa naquela manhã e não havia dado mais notícias. Ele não conseguia localizá-la pelo celular. O carro da professora foi encontrado no estacionamento 9 do parque. Os ovos estavam dentro do veículo.

MÁRIO JORGE LOBO ZAGALLO sofreu acidente de carro na madrugada de ontem, mas passa bem e já está em casa. O ex-técnico de futebol bateu seu automóvel num poste na Avenida das Américas, na BARRA DA TIJUCA, no RIO, e precisou ser levado ao Hospital BARRA D´OR. Com ferimentos leves, acabou liberado cerca de duas horas após receber atendimento. Tetracampeão com a seleção brasileira, o VELHO LOBO relatou que o susto foi grande e contou como ocorreu o acidente. “Um cara me fechou, eu bati no meio-fio de acertei um poste”, disse. “Dei sorte, o atendimento dos bombeiros foi rapidíssimo. O sacode foi forte, mas está tudo bem”, completou, em entrevista ao site GLOBO ESPORTE.COM. De acordo com ZAGALLO, hoje com 81 anos, não houve nem sequer necessidade de fazer curativos. No entanto, o ex-jogador contou sentir dores em um osso acima do nariz, e na região abaixo dos olhos. Contudo, nenhum exame apontou qualquer fratura.

O ator britânico RICHARD GRIFFITHS, que interpretou o malvado tio VERNON nos filmes de HARRY POTTER, morreu ontem em decorrência de complicações após uma cirurgia cardíaca no Hospital Universitário de COVENTRY, na INGLATERRA. GRIFFITHS tinha 65 anos. Hoje, após o anúncio de sua morte, o intérprete de HARRY POTTER no cinema, DANIEL RADCLIFFE, prestou homenagem ao colega de elenco. “Sua presença em qualquer sala fazia com que o local fosse duas vezes mais divertido e inteligente”, afirmou, em comunicado. 

Após os ESTADOS UNIDOS realizarem exercícios com aviões invisíveis aos radares sobre a península coreana na quinta-feira, dia 27 de março, a CORÉIA DO NORTE colocou, ontem, seus mísseis de prontidão para um eventual ataque contra bases militares dos EUA na CORÉIA DO SUL e no PACÍFICO. Em apoio ao governo, milhares de militares e civis norte-coreanos marcharam no centro da capital do país. O líder norte-coreano, KIM JONG-UN, assinou a ordem de preparação militar numa reunião à meia-noite com generais de alto escalão, segundo a agência estatal de notícias do país, a KCNA. A CORÉIA DO NORTE tem um arsenal de mísseis de curto alcance SCUD, da era soviética, que são capazes de atingir a CORÉIA DO SUL. Já os mísseis NODONG e MUSUDAN, de maior alcance – teoricamente suficientes para atingirem bases dos ESTADOS UNIDOS no PACÍFICO – nunca foram testados. A CHINA, aliada dos norte-coreanos, repetiu seu pedido por moderação. A tensão na região elevou-se desde que a CORÉIA DO NORTE realizou seu terceiro teste de armas nucleares, em fevereiro. O ministro de relações exteriores da RÚSSIA, SERGEI LAVROV, criticou implicitamente os exercícios dos ESTADOS UNIDOS. “Estamos preocupados uel, além da reação adequada e coletiva do Conselho de Segurança das NAÇÕES UNIDAS, esteja sendo tomada uma ação unilateral”, disse o chanceler SERGEI LAVROV. “A situação pode sair do controle”.

A nave russa SOYUZ TMA-O8M realizou, pela primeira vez, uma viagem tripulada “expressa” para a ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL (ISS, na sigla em inglês). O tempo de viagem foi de 5 horas e 45 minutos. Antes, eram necessários dois dias para completar a missão. A nave se acoplou à estação ontem às 23:28 horas (horário de BRASÍLIA), após ser lançada da plataforma de BAIKONUR, no CAZAQUISTÃO, ÀS 17:43 horas. A nave levou à estação internacional os cosmonautas russos PAVEL VINOGRADOV e ALEKSANDR MISURKIN e o astronauta americano CHRISTOPHER CASSIDY. De acordo com a ROSCOSMOS, agência espacial russa, a viagem “expressa” foi possível após testes com outras três naves de carga.

A menos de um mês para as eleições provinciais iraquianas, em 20 de abril, quatro atentados com carros-bomba deixaram, ontem, ao menos 17 pessoas mortas e mais de 100 feridas no país. As autoridades investigam os motivos dos ataques, que ocorreram em mesquitas xiitas nas cidades de BAGDÁ e de KIRKUK. Desde fevereiro, 11 candidatos morreram em atentados.

Um deslizamento de terra que atingiu uma área de mineração em MAIZHOKUNGGAR, no TIBETE, CHINA, deixou 83 trabalhadores soterrados. Eles estão desaparecidos. As vitimas trabalhavam para uma subsidiária da CHINA NATIONAL GOLD GROUP CORPORATION, informou a agência oficial chinesa XINHUA. A área do acidente tem três quilômetros quadrados. Hoje, equipes de resgate trabalhavam para localizar as vítimas.

O governo da ÁFRICA DO SUL informou hoje que o estado de saúde do ex-presidente NELSON MANDELA, 94 anos, tem apresentado um “progresso constante”. O primeiro presidente negro do país (1994 a 1999) está internado desde a última quarta-feira em um hospital de PRETÓRIA por causa de uma infecção pulmonar. Há suas semanas, ele já havia sido hospitalizado.

A Justiça do PAQUISTÃO prorrogou, ontem, a liberdade do ex-ditador PERVEZ MUSHAFFAF. Durante a audiência, um manifestante lançou um sapato contra o militar, que acompanhava a sessão. O ativista foi detido. Acusado de participação na morte da ex-premiê BENAZIR BHUTTO, em 2007, MASHARRAF voltou ao país no domingo, após quatro anos de auto exílio, para participar das eleições legislativas em maio.         

2 014     :    -      SÁBADO
Procuro neste sábado, pela manhã, acertar minhas memórias, atrasadas desde o dia 25 de março. Além disso, vejo meus e-mails. O MARIANO TAGLIANETTI trabalha em torno do evento marcado para 21 de abril. Vejo agora que, além do governador e vice, ele também relacionou o Prefeito de CURITIBA, GUSTAVO BONATO FRUET.
Nova janelaAcertando detalhes... Anexo curriculuns ARNS / RICHA / FRUET.
MarianoTaglianetti
Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia ! - Acertando detalhes solenidade 21/4 do andante, ontem com o Cel. ALMEIDA, ficou acertado convite às autoridades cujos curriculuns integram o presente. Peço-lhe enviar-me os "OFÍCIOS DE OUTORGA", não só deles, mas de todos componentes da grade, por c/e, para distribuí-los. Aguardo sua anuência. Fraternal apreço, Mariano. 



Assunto: Anexo curriculuns ARNS e RICHA.
Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia ! - De fato, como ressalta, seria deselegante não estender o convite ao Governador RICHA. E por outro lado o "COLAR" agora seria inoportuno, em vista do Gen. CARBONELL e Des. PEDROSO. Dialogarei com o Cel. ALMEIDA que  externou ser também interessante convidar o prefeito FRUET. Anexo os "curriculuns" de ambos Vice e Governador. Fraternal apreço, mariano.

Estimado MARIANO

O COLAR DA VITÓRIA deverá ser entregue em maio, possivelmente em fins do mês.
Essa honraria segue ritos diferentes, como você sabe.
No dia 21 de abril poderemos conversar sobre isso. Um retorno à CURITIBA, em maio,
poderá ser cogitado para fazer essa entrega. Seria uma exceção, uma vez que FLÁVIO
JOSÉ ARNS não é nosso associado. Mas também o governador ALCKMIN não pertence
aos quadros do MMDC e foi condecorado com o COLAR.
Pergunto: e o governador do PARANÁ, como é que fica,  sendo seu vice condecorado?
No caso do dia 21 entregaremos somente a MMDC. PODERÍAMOS PENSAR EM CONDECORAR
O VICE GOVERNADOR FLÁVIO JOSÉ ARNS com essa Medalha. Fica deselegante ele comparecer
ao evento e não ser condecorado. Pense nisso. Caso positivo, irei precisar do currículo dele.

Em 26 de março de 2014 22:55, MarianoTaglianetti <mtaglianetti@uol.com.br> escreveu:

Caríssimo Cel. VENTURA, boa noite ! - Fui recebido,  havendo solicitado, pelo Secretário da Educação, Advogado e Vice-Governador FLÁVIO JOSÉ ARNS  visando, em futuro próximo, sua colaboração no sentido de grangear seu apôio para nossa Associação no sentido de que seja declarada de utilidade pública. Nesse encontro convidei-o para o dia 21, aceitando o convite. Assim, penso, salvo melhor sugestão que ÊLE poderia ser distinguido com o COLAR DIAMANTE. Haveria aquiescência nesse desiderato ? - Fraternal apreço. Mariano. 

O ITAQUERÃO está de luto. O operário FÁBIO HAMILTON DA CRUZ, de 23 anos, que trabalhava na montagem das arquibancadas provisórias do setor sul, despencou de uma altura de oito metros por volta das 10 horas. Chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu às 16 horas. FÁBIO, morador de DIADEMA, era funcionário da WDS CONSTRUÇÕES, que presta serviço no estádio. Ele preparava seu equipamento de segurança quando despencou de uma altura de oito metros, segundo a FAST ENGENHARIA, empresa responsável por contratar a WDS – o Corpo de Bombeiros alega que a altura era de 15 metros. “Ele estava vestindo o equipamento de segurança, mas caiu na hora de prender o mosquetão ao cabo de aço. Aí, despencou para o lado de fora”, disse um operário, que preferiu não se identificar ao DIÁRIO DE SÃO PAULO. A construtora responsável pela obra, a ODEBRECHT alega que atendeu o operário logo depois da queda. Porém, como em todo acidente, a perícia deve analisar o local para saber exatamente o que aconteceu. A área do acidente está interditada para perícia, mas o restante da obra, a princípio, seguirá funcionando. Essa foi a terceira morte no estádio. Em novembro, FÁBIO LUIZ PEREIRA, de 42 anos, e RONALDO OLIVEIRA DOS SANTOS, de 44, foram atingidos por uma peça de 420 toneladas e não resistiram.

A cabeça que foi encontrada na quinta-feira, na PRAÇA DA SÉ, é da vítima que foi esquartejada e teve partes do corpo deixadas no bairro de HIGIENÓPOLIS. A confirmação foi dada pelo secretário estadual de Segurança Pública, FERNANDO GRELLA VIEIRA. “É da vítima, isso já está confirmado, a perícia já confirmou. Evidentemente que agora vão ser feitos exames de DNA de todas as partes do corpo e procurar estabelecer a identidade dessa pessoa, que é um fator também importante para a linha de investigação. Nós pedimos prioridade à Polícia Científica e o fornecimento dos resultados das perícias o mais rápido possível. Evidentemente que não é um caso comum, é um caso que choca todos nós”, disse o Secretário. A Polícia Civil agora tenta elaborar um retrato da vítima, com base na cabeça encontrada, usando computação gráfica.

A Polícia Civil conseguiu apreender, hoje, cerca de 300 quilos de droga em um laboratório para refino de cocaína. O entorpecente foi encontrado na Rua LUÍS FERNANDO DOS SANTOS, em FERRAZ DE VASCONCELOS. As investigações policiais levaram os agentes até o laboratório, onde eles também prenderam JOSÉ DA CRUZ BERNARDO, de 49 anos, por associação ao tráfico de drogas.

Execução é a possibilidade mais provável para a morte do ex-policial WILSON ACHCAR, de 66 anos. O Secretário Estadual de Segurança Pública, FERNANDO GRELLA VIEIRA, afirmou hoje, em um evento realizado na cidade de SANTOS, que o DHPP ainda investiga o caso, mas que os indícios mostram uma ação deliberada de assassinato.”Ao que parece foi uma execução, pelas informações iniciais, embora eu não tenha recebido ainda os relatórios de linhas de investigação, mas tudo indica que é uma execução”, afirmou.
O ex-policial foi morto em PERDIZES, na zona oeste, em frente ao restaurante ALMA COZINHA, localizado entre as esquinas da Rua CAIOWÁ e Rua JOÃO RAMALHO, que pertence ao filho dele, IVAN ACHCAR. CAIO MANCINI, sócio do restaurante, também foi baleado e seguia em observação no hospital.
De acordo com as informações apuradas até o momento, WILSON ACHCAR estaria com o sócio do filho em frente do restaurante quando dois homens de moto se aproximaram. O garupa teria descido e disparado várias vezes contra ACHCAR, sem falar nada. Ao todo, ele foi atingido por sete tiros. O ex-policial morreu no local, antes de o resgate chegar. A hipótese de assalto seguido de morte tem sido descartada pela Polícia Civil.

O SARGENTO PM MOZART SOARES DA CUNHA, de 41 anos, foi assassinado ontem após reagir a um assalto no bairro de COELHO NETO, na zona norte do RIO. O policial estava em um CAMARO amarelo, com uma mulher, e carregava 100 mil reais. O dinheiro e a arma do militar foram levados pelos criminosos. O sargento seria proprietário de uma empresa que vende cestas básicas chamada O CRACK DA CESTA. A mulher prestou depoimento na Divisão de Homicídio da capital carioca. Ela não teve o nome divulgado. MOZART morreu a caminho do hospital.

O Superior Tribunal de Justiça negou o pedido de liberdade provisória ao ex-diretor de Refino e Abastecimento da PETROBRÁS, PAULO ROBERTO COSTA. Suspeito de interferir nas investigações de uma esquema de pagamento de propina para favorecer empresas em contratos para a construção da REFINARIA ABREU E LIMA, em PERNAMBUCO, o executivo foi preso na semana passada durante a OPERAÇÃO LAVA JATO, da Policia Federal. PAULO tentou destruir documentos e, em sua casa, foram apreendidos, em espécie, 200 mil dólares e 700 mil reais. Ele foi transferido do RIO para CURITIBA (PR).

A Secretaria Estadual de Saúde do AMAZONAS confirmou, hoje, a morte da 15ª vítima do acidente que envolveu um caminhão e um micro-ônibus, no centro de MANAUS, ontem à noite. O marceneiro DOMINGOS MESSIAS DE SOUZA tinha 60 anos e estava internado no Hospital JOÃO LÚCIO, na zona leste da capital amazonense. De acordo com a pasta, DOMINGOS teve traumatismo cranioencefálico gravíssimo e morreu hoje de manhã. Entre as outras vítimas fatais estão uma grávida e o bebê, além de uma mãe e o filho de 1 ano e 6 meses. O acidente ocorreu na Avenida DJALMA BATISTA, uma das mais movimentadas da capital amazonense. Por volta das 20 horas, o caminhão-caçamba, que prestava serviços para a prefeitura, trafegava no sentido bairro-centro, quando perdeu o controle, atravessou a via e bateu de frente no micro-ônibus. Dos 15 mortos, seis eram mulheres e nove eram homens. O número de mortos sobe para 16 de for levado em conta que uma das vítimas, GABRIELA TELES MESSIAS, estava grávida. Os motoristas dos dois veículos morreram.

Equipes de busca chinesas informaram hoje ter encontrado destroços no mar da AUSTRÁLIA que podem ser do avião da MALAYSIA AIRLINES. Os objetos flutuantes foram vistos em frente ao litoral da cidade de PERTH. De acordo com a XINHUA, agência oficial chinesa, um avião militar já comunicou às autoridades australianas sobre a descoberta na área onde foram encontrados os objetos, alguns na cor branca, outros vermelhos e vários laranja – o que pode indicar ser destroços da fuselagem da aeronave.
Segundo a agência de notícias EFE, outros dois navios chineses chegaram durante a madrugada deste sábado nessas águas para começar uma varredura no novo local de buscas, que tem cerca de 319 quilômetros quadrados de extensão, uma área quatro vezes maior que a anterior.

O presidente russo, WLADIMIR PUTIN, pediu hoje para BARACK OBAMA apresentar uma proposta com o objetivo de por fim à crise na UCRÂNIA, que teme uma invasão da parte oriental após a perda da CRIMÉIA. O secretário-geral da ONU, BAN KI-MOON, disse ter recebido garantias de PUTIN de que ele “não tem intenção de realizar quaisquer operações militares no sul ou o leste da UCRÂNIA.

A Agência Nacional de Segurança dos EUA fez mais de 300 relatórios sobre a chanceler alemã ÂNGELA MERKEL, segundo a revista “DER SPIEGEL”. A publicação citou dados do ex-consultor EDWARD SHOWDEN. O nome da chanceler aparece entre os 122 chefes de Estado e de governo sobre os quais a agência recolhia informações em maio de 2009. Também figuram, entre outros, os nomes dos presidentes do PERU, da SOMÁLIA e da BIELORRÚSSIA.             

2 015    :    -    DOMINGO
Faço um passeio em minhas memórias com a atualização do dia 29 de março. Revejo as diversas fases de minha existência, desde os momentos em que me vejo Aspirante a Oficial (em 1964). Os quase dezenove anos que estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC ocupam centenas de páginas de meu diário. 

Deve ser terrível para um chileno assistir a um jogo contra o BRASIL. Inconscientemente, ele sabe que sua seleção poderá até jogar melhor, mas dificilmente vencerá. Tem sido assim há 15 anos e hoje, em LONDRES, a história se repetiu: 1 a 0 para os brasileiros. Gol de FIRMINO.
A última vez em que a equipe verde-amarela perdeu para a ROJA foi em agosto de 2000 - 3 a 0 para os anfitriões em duelo válido pelas Eliminatórias para a COPA DO MUNDO de 2002.
De lá para cá foram 14 outros encontros, incluindo o de hoje, com 11 vitórias brasileiras e três empates - com o 1 a 1 das oitavas de final do último Mundial, quando os chilenos estiveram a um chute no travessão de PINILLA (que virou até tatuagem no corpo do atacante) de eliminar os donos da casa no Mineirão, mas acabaram perdendo a vaga nos pênaltis.

Jogando sem as tradicionais trancinhas no cabelo, VÁGNER LOVE marcou pela primeira vez com a camisa do CORINTHIANS e comandou a vitória do time reserva sobre o BRAGANTINO: 1 a 0. A ansiedade de LOVE, que era de nove partidas, durou só nove minutos. O atacante recebeu de LUCIANO e, sem goleiro, não tinha como não fazer. Pé esquerdo na bola e primeiro gol com a camisa do TIMÃO marcado.
O XV DE PIRACICABA deu um importante passo para fugir do rebaixamento no Campeonato Paulista. Jogando diante de sua torcida, a equipe venceu a PONTE PRETA por 1 a 0, chegou a 14 pontos e deixou a zona da degola. Píor para a PORTUGUESA que, com 12, foi fazer companhia a MARÍLIA, BRAGANTINO e SÃO BERNARDO.
O clima fora dos campos não era dos melhores, mas o SÃO PAULO não se deixou abalar e venceu o LINENSE por 3 a 0, hoje, no MORUMBI. ROGÉRIO CENI, de falta, abriu o caminho para a vitória, mas  quem garantiu o placar foi ALAN KARDEC.
Aumentando a sombra sobre o lesionado LUÍS FABIANO, o camisa 14 saiu do banco no intervalo e balançou as redes duas vezes. Também foi ele quem sofreu a falta convertida por CENI.
A empolgação provocada pela vitória no clássico contra o SÃO PAULO, na última quarta-feira, durou poucos dias. Hoje, em CAMPINAS, o PALMEIRAS acabou surpreendido pelo RED BULL e sofreu sua quarta derrota neste Campeonato Paulista: 2 a 0, no Estádio MOISÉ LUCARELLI.
Nem sequer o mais pessimista do torcedor santista imaginava que o time sofreria tanto para segurar a segunda colocação geral do Campeonato Paulista. Esta, inclusive, esteve ameaçada durante todo o jogo de hoje, contra o SÃO BENTO, na VILA BELMIRO. Se o empate por 2 a 2 não agradou, pelo menos manteve o PEIXE em vantagem até uma eventual semifinal.

Os admiradores da FERRARI, equipe que mais vezes conquistou o campeonato de construtores da Fórmula 1, com 16 títulos no total, tiveram de esperar quase dois anos (ou 21 meses) para voltar a comemorar uma vitória da escuderia italiana na principal categoria do automobilismo mundial.
Hoje, porém, a espera chegou ao fim. O responsável pela quebra do jejum de 33 grandes prêmios sem a FERRARI no lugar mais alto do pódio foi o alemão SEBASTIAN VETTEL. O tetracampeão mundial pela RED BULL, que fazia sua segunda corrida com o macacão vermelho, venceu o GRANDE PRÊMIO DA MALÁSIA e mostrou que a equipe italiana tem potencial para disputar o título deste ano com a MERCEDES.
O piloto de apenas 27 anos se aproveitou da entrada do safety car logo no início da corrida (quarta volta) e, com o aval de seus engenheiros, alterou a estratégia traçada para a prova, optando por ficar mais tempo na pista e, consequentemente, reduzindo suas paradas aos boxes de três para duas.
O plano de VETTEL deu certo e o alemão conquistou sua 40ª vitória na Fórmula 1. Após a prova, o vencedor do dia se recordou de MICHAEL SCHUMACHER e comparou sua conquista com a do heptacampeão. "MICHAEL era o meu herói e de todas as crianças que pilotavam karts na ALEMANHA naquela época. Nós olhávamos para ele e tudo o que ele se tornou também transformou nossas vidas. Por isso, eu provavelmente ainda não consegui entender o quanto a vitória de hoje é especial", declarou o alemão.
Diferentemente do que aconteceu no GP DA AUSTRÁLIA, os brasileiros não tiveram uma atuação de destaque. Embora tenha largado bem, pulando da sétima para a quinta colocação, FELIPE MASSA foi ultrapassado por seu companheiro de equipe VALTTERI BOTTAS nas voltas finais e terminou a corrida com o sexto tempo entre os pilotos. O outro brasileiro da categoria, FELIPE NASR, da SAUBER, terminou apenas na 12ª colocação e não somou pontos.

Passava das 19:30 horas de sábado quando o investigador de plantão do 1º Distrito Policial, na SÉ, Centro, viu um homem entrar na delegacia. O jovem, que se identificou como JOSÉ RAMOS DOS SANTOS, ajudante geral, 23 anos, disse que tinha matado a namorada, ido se entregar e podia provar o que havia feito: abriu a mochila e mostrou a cabeça da vítima.
Mantendo a calma, o investigador chamou o escrivão e tomou o depoimento de SANTOS. "Ela era minha namorada, chamava SHIRLEY SOUZA, 16 anos e estava grávida", disse o ajudante geral. "Matei porque ela estava me traindo e o filho não era meu".
O depoimento prosseguiu com o jovem contando detalhes do crime. "Nosso relacionamento tinha um ano, a gente usava drogas juntos e, quando ela estava na "nóia", me contava que me traía com outros homens e até com um amigo meu chamado EDUARDO".
Os encontros com SHIRLEY aconteciam na casa do irmão dele, onde morava, na Zona Sul. "Quando ela tirou a roupa para tomar banho, dei uma gravata nela e estrangulei", contou. "Depois peguei uma faca TRAMONTINA de cabo branco, que tinha na cozinha, e cortei a cabeça fora".
Em seguida, contou o jovem, ele enrolou a cabeça em um saco plástico e o corpo em um edredom. "Ainda tomei banho, joguei a roupa suja numa viela perto de casa", disse. "Peguei um ônibus com a mochila e perto da Estação SÉ do Metrô contei para um policial o que tinha feito.Aí ele me conduziu até o 1º DP e estou aqui".
O policial perguntou se SANTOS estava arrependido. "Não estou arrependido", disse. "Ela merecia morrer pelas mentiras que me contava".
O caso foi registrado como homicídio doloso, tendo acontecido na área do 98º DP, no JARDIM SELMA, na Zona Sul. Ao final, um detalhe chamou ainda mais a atenção do policial. SANTOS disse que depois de usar a faca para decepar a cabeça da vítima, lavou o objeto e o devolveu na gaveta da cozinha. (reportagem de FERNANDO GRANATO, para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Um homem foi morto e outro preso pelos PMs da ROTA, na noite de sábado, na Zona Sul, quando tentavam levar a moto de um entregador em frente à pizzaria onde ele trabalha, na Rua JUAN DE LA CRUZ, no JARDIM JABAQUARA. Segundo a PM, os dois criminosos atiraram contra a ROTA, que revidou. Um suspeito foi atingido e morreu no caminho para o hospital. O outro se entregou.

As polícias Civil e Militar prenderam seis integrantes de uma quadrilha que explodiu um caixa eletrônico às 4 horas de sábado, em um posto de combustíveis, em ILHA COMPRIDA, no litoral sul. Policiais montaram uma operação com mais de cem homens para procurar os bandidos que se esconderam em uma mata. Eles foram encontrados com ajuda do helicóptero ÁGUIA. Um dos criminosos era policial militar.

O delegado aposentado da Polícia Civil de SÃO PAULO e empresário do ramos de segurança MIGUEL GONÇALVES PACHECO E OLIVEIRA teve 194 milhões de dólares em conta do HSBC na SUÍÇA, entre 2006 e 2007, de acordo com levantamento de "O GLOBO" e do UOL. Mesmo com esse valor no banco em GENEBRA, OLIVEIRA não abriu mão de brigar na Justiça por uma aposentadoria mais robusta. Nos últimos anos, entrou com pelo menos oito ações para pedir revisão de seus vencimentos. Ganhou parte delas e recorre naquelas em que perdeu. De acordo com o site de transparência do governo de SÃO PAULO, ele recebe dez mil reais líquidos pelos serviços prestados à Polícia Civil.

Preocupado com o tamanho das manifestações contra a presidente DILMA ROUSSEFF no último dia 15 e com a alta rejeição ao governo apontada pelas pesquisas, o PT tenta reagir com a mobilização de sua militância e a realização de atos públicos. Em paralelo, o partido cobra do Planalto uma agenda positiva e tenta flexibilizar o ajuste fiscal. Aproveitando o aniversário do golpe militar, amanhã, o PT convoca o DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO em todo o país. Os petistas querem usar como mote o fato de participantes das manifestações do dia 15 terem defendido a volta da ditadura. O lema será "Democracia sempre mais, ditadura nunca mais".      

A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu em São Paulo neste domingo (29). A repórter tinha 63 anos e lutava contra um câncer. Ela deixa dois filhos e dois netos.
Em nota, a Rede Globo diz: "Para os colegas, a perda é irreparável. A direção da Globo ressalta que Beatriz era uma profissional brilhante e uma colega de trabalho sem igual".
Com mais de 30 anos de carreira, Beatriz Theilmann cobriu importantes momentos do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio.
A primeira escolha profissional foi o curso de direito, mas, depois de dois anos, trocou pelo de jornalismo. No final de 1982, Beatriz ficou sabendo que a Globo abriria uma vaga de editor de texto. Entrou para o estágio e acumulou duas funções. Uma no jornal impresso e outra na TV. Na Globo, passou por Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Jornal Nacional, Globo Repórter, além da GloboNews. Cobriu diversas áreas, entre cidade, economia e política.
Beatriz Thielmann (Foto: Renato Velasco/TV Globo)Beatriz Thielmann tinha 63 anos (Foto: Renato
Velasco/TV Globo)
Beatriz Helena Monteiro da Silva Thielmann foi a primeira repórter da TV Globo a entrevistar Fidel Castro, em 1987. Ela viajou junto com o ministro das Relações Exteriores na época, Abreu Sodré, e mais uma equipe de sete jornalistas e colunistas. Era a única repórter de televisão. A jornalista também acompanhou, por quase 20 dias, uma viagem do então presidente da República, José Sarney, à União Soviética e ao Leste Europeu.
Em 2003, escreveu o livro “De mulheres para mulheres” com a médica Odilza Vidal, contando o que a medicina apresentava de novo para a vida da mulher depois dos 40 anos. Beatriz também roteirizou e dirigiu dois documentários. Um foi “O Bicho Dá. O Bicho Toma”, em 2005, a convite da ONG Renctas, que luta pela preservação dos animais silvestres. O outro foi em 2007, “Vento Bravo”, documentário sobre a história musical de Edu Lobo, que dirigiu em parceria com a jornalista Regina Zappa.

Duas empresas fizeram acordo para delatar como funcionava um cartel do qual participavam e superfaturavam contratos com a Petrobras. Eles contaram que o esquema começou a funcionar no fim dos anos 1990, consolidou-se a partir de 2003 e fraudou licitações até o início de 2012.
Os acordos foram fechados com o Cade (Conselho de Administrativo de Defesa Econômica), o órgão que existe para garantir concorrência, e o Ministério Público Federal.
Nove executivos e ex-executivos das empresas Sog Óleo e Gás e Setal Engenharia e Construções confessaram que faziam parte de um cartel de empreiteiras para conseguir contratos com a Petrobras e explicaram como funcionava o esquema.
No começo, nove empreiteiras participavam do clube. Depois, o número passou para 16 e, no final, 23 empreiteiras chegaram a fazer parte do cartel, sete de forma esporádica.
Os executivos confirmaram que os resultados das licitações eram combinados entre as empresas.
De acordo com o relatório, era preciso haver no mínimo três propostas, para evitar o risco de cancelamento da licitação. Nas reuniões, eles escolhiam as prioridades de cada empresa e quem venceria o certame.
Uma vez definida a empresa vencedora, outras duas apresentavam propostas com valores superiores. Os executivos deram exemplos de licitações fraudadas pelo clube.
Durante a construção do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), o clube definiu que em uma das obras seriam vencedores a Queiroz Galvão, a Galvão Engenharia e a IESA. As três, em consórcio, realmente ganharam a licitação.
A empresa Sog confessou que venceu dois contratos por meio de acordos: na refinaria Getúlo Vargas, no Paraná, a Repar; e na Refinaria de Paulínia, em São Paulo, a Replan.
Um dos executivos que participam do acordo de leniência é Maurício Godoy, ex-presidente da Toyo Setal. Em um depoimento dado ao Ministério Público Federal ele disse a divisão das obras entre as empresas do cartel foi acertada por sorteio, colocando-se o nome de cada obra em uma tira de papel.
Segundo o Ministério Público Federal, o acordo com as duas empresas do grupo Setal abre caminho para a punição rigorosa de outras empresas envolvidas no cartel.
"Esse acordo vai permitir o fortalecimento das acusações formuladas na Operação Lava Jato e permitir a punição das empresas, de todas as empresas que participaram desse cartel. Além disso, vai possibilitar a recuperação de centenas de milhões de reais aos cofres públicos", diz Paulo Roberto Galvão, procurador da República.
Em troca das informações, as duas empreiteiras que fecharam o acordo de leniência poderão ganhar o perdão da multa aplicada pelo Cade ou uma redução de até dois terços no valor dela. Essa possibilidade só é dada a quem fechou o acordo primeiro. Se outras empresas também quiserem colaborar com as investigações não terão tantos benefícios.
"Esses acordos só são firmados na medida em que as empresas tragam novas provas e provas robustas que contribuam para a investigação", afirma Eduardo Frade, superintendente do Cade.
A IESA e a Queiroz Galvão negam todas as acusações.
A Galvão Engenharia não quis se pronunciar.
A advogada das empresas que fecharam o acordo na sexta-feira (20) e disse que foi um passo importantíssimo no trabalho de defesa dos executivos e das empresas ligadas ao grupo Setal.

Nove crianças recrutadas pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) participaram da decapitação de nove muçulmanos xiitas, denunciou neste domingo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. A ONG explicou que o EI divulgou um vídeo que mostra os nove menores cortando o pescoço de suas vítimas, maiores de idade, até decapitá-las. Os menores, oito deles encapuzados nas imagens, estavam armados com fuzis automáticos. Segundo o Observatório, o Estado Islâmico recrutou pelo menos 400 menores de idade nas regiões que controla na Síria desde o começo deste ano, e os denomina "filhotes do califado". O grupo extremista abriu escritórios para recrutamento de crianças em Al Mayadin e Albukamal, no leste da província síria de Deir al Zur. Além disso, procura menores que vivam perto de seus quartéis e os que freqüentam as escolas e mesquitas, além dos que assistem as execuções e punições do EI, como apedrejamentos, decapitações, crucificações e chicotadas. Os menores recrutados são submetidos a cursos de instrução militar e religião.
"Vingança": As pessoas assassinadas foram "acusadas" de pertencer ao ramo xiita do islamismo. A ONG não informou o local, nem o momento das execuções. Um porta-voz do EI afirmou no vídeo que sua organização não esquecerá o que o "regime ímpio xiita" (em referência ao falecido presidente sírio Hafez al-Assad) fez na década de 80 com os muçulmanos da cidade de Hama. "Não esqueceremos nenhuma gota do sangue dos muçulmanos que foi derramada nessa terra bendita (da Síria)", ressaltou. O extremista aludia ao massacre realizado pelo governo em Hama em 1982 para sufocar uma rebelião do grupo islamita sírio da Irmandade Muçulmana.

A promotoria de Marselha, na França, anunciou neste domingo (29) que investigadores conseguiram isolar amostras de DNA de 78 indivíduos distintos no local da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses. Elas serão agora comparadas com amostras de DNA fornecidas pelos familiares das vítimas para identificação.
Ainda segundo a fonte, a abertura de uma estrada para o acesso de veículos ao terreno onde estão os destroços está em andamento e deve ser concluída até a noite de segunda-feira (30). Com isso, será possível retirar as partes maiores da cabine, que não podem ser retiradas via transporte aéreo.
Desde que o desastre ocorreu na terça-feira, as equipes de busca estão trabalhando para coletar todas as provas possíveis para identificar os corpos. Dado o estado dos restos mortais e o relevo do local, muito acidentado, a tarefa está sendo muito difícil.
Restos humanos foram transportados até o momento também de helicóptero para Seyne-les-Alpes.
A polícia nacional instalou um laboratório, em um lugar secreto, onde "cerca de cinquenta médicos legistas, dentistas forenses, a polícia nacional que trabalha na identificação, e técnicos de investigação" que se mobilizam "para poder devolver os corpos de vítimas a suas famílias o mais rapidamente possível", afirmou à AFP Patrick Touron, vice-diretor do instituto de investigação criminal da polícia civil.
"Por causa da degradação dos corpos", qualquer elemento pode ser útil: impressões digitais, joias e elementos de identidade encontrados no local, segundo ele.
"É preciso levar em conta que nos desastres, tradicionalmente, 90% das identificações são feitas pelos dentes", mas no caso específico do Germanwings A320, por meio de DNA.


ud)
A Direção Geral de Aviação Civil do Equador (DGAC) informou neste domingo (29) que formou uma junta para investigar as causas do acidente aéreo no qual o suíço Eric Guilloud, que queria dar a volta ao mundo em 20 meses, morreu ontem.
Autoridades da DGAC informaram em entrevista coletiva que o pequeno avião tipo Aerospool WT9, de matrícula E-JUKE, saiu ontem do aeroporto de Cotopaxi com destino à pista de aterrisagem em Tabacundo, na província de Pichincha.
Eram 13h20 (horário local, 15h20 em Brasília) quando a Torre de Controle do aeroporto de Cotopaxi notificou ao Centro de Controle Radar de Quito que havia perdido a comunicação com o piloto e, imediatamente, começaram os trabalhos de busca.
De acordo com a DGAC, o acidente foi confirmado 4 horas depois no setor leste do vulcão Cotopaxi. O piloto, único ocupante da aeronave, foi encontrado sem vida e o fato foi informado ao consulado da Suíça.
O suíço Eric Guilloud queria dar uma volta ao mundo usando um ultraleve (Foto: Reprodução/YouTube/Eric Guilloud)O suíço Eric Guilloud queria dar uma volta ao mundo usando um ultraleve (Foto: Reprodução/YouTube/Eric Guilloud)
Segundo a Direção de Aviação Civil, o empresário farmacêutico, de 62 anos, decidiu fazer a viagem há 4 anos para "romper com o estresse cotidiano e comprar um ultraleve, que chamava de 'meu bebê', para dar a volta ao mundo em apenas 20 meses".
O aparelho tinha espaço para uma mala, utensílios básicos e uma geladeira para guardar comida para um dia.
O piloto pretendia cortar os céus de 34 países, percorrer 76 mil quilômetros, em 384 horas de voo e 106 aterrissagens, acrescentou a DGAC, que informou que até o momento o suíço tinha visitado na América o Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Peru.

2 016     :     -     TERÇA-FEIRA
  45 a. de minha despedida do 11o.BPMM, por motivo de transferência para o 31o. BPMM, em 29 de março de 1971.  Era 1o. Tenente. Fiquei 735 dias no 11o. BPMM. Recordo que em 25 de março de 1969 apresentava-me no 11º BP, por motivo de transferência do então 1º Batalhão “TOBIAS DE AGUIAR”.

Recebo as atas que serão lidas hoje à tarde na Assistência Militar da Câmara Municipal de São Paulo, criando o 48º Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Também a ESCOLA SUPERIOR DE SARGENTOS está solicitando a criação de um núcleo, tal como já existe na APMBB e na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS. Esses "braços" avançados da Sociedade Veteranos de 32-MMDC servirão para difundir ainda mais o Movimento Constitucionalista, nunca tão atuante como agora.
Deverei ir hoje à tarde para a Câmara Municipal. Entro em contato, via celular, com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e com o RODRIGO GUTENBERG, para que eles assistam o ato de criação de mais um núcleo. MARINEI CHALUB deverá ir para o Obelisco. O telefone 310548541 está sendo muito requisitado e não tem quem o atenda no Monumento Mausoléu. O desagradável disso tudo é que lá não há condições dela trabalhar. Irá apenas atender o público e, com isso, "naufraga" a vida administrativa da Sociedade. 
Os PMs LEANDRO e FLAUSINO, do 24º BPMI, de SÃO JOÃO DA BOA VISTA, vêm buscar os diplomas e as medalhas que serão entregues amanhã em solenidade que acontecerá por ocasião da comemoração do aniversário da Unidade.
SIDNEI LOBO PEDROSO telefona-me. Ele está entusiasmado com o Júri Simulado que acontecerá em julho, no Tribunal de Justiça. Irá logo mais à Câmara Municipal. A ideia é irmos para a OAB-SP em seguida.
No período da tarde, lá pelas 15 horas, vamos à Câmara Municipal. Somos surpreendidos por uma chuva forte quando estamos perto do Viaduto MARIA PAULA.
Na Assessoria Policial Militar somos recepcionados pelo CAPITÃO PM LYCURGO DE FREITAS HENRIQUES JÚNIOR e o CAPITÃO PM MARCOS ADRIANO RONDELLO. Ali já se encontram: Comendador ROBERTO CARLOS T. MENDES, Diretor no Núcleo MMDC-IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32"; Doutor MAURÍCIO KIRILOS, Vice-Presidente do Núcleo MMDC CAETANO DE CAMPOS, da Secretaria da Educação do Estado; LUIZ EDUARDO PICINI HOGERA, da Câmara Municipal de São Paulo; 2º SARGENTO TARCÍSIO CÂNDIDO DE AGUIAR, Diretor do Núcleo IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32". Nosso Presidente do Conselho Fiscal chega logo em seguida, bem como o Doutor ANTÔNIO CARLOS LUZ MAGALHÃES.
As atas de criação do Núcleo são lidas na SALA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO pelo Comendador ROBERTO CARLOS T. MENDES. O Presidente empossado e os demais diretores do Núcleo MMDC "PELA LEI E PELA ORDEM" assinam as atas. Mais um grande momento para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
SIDNEI LOBO PEDROSO vem se encontrar comigo na Assessoria Policial Militar. Mas não vamos à OAB-SP nesta noite. O encontro com os advogados fica marcado para o dia 4 de abril. SIDNEI leva-me até à Faculdade DAMÁSIO DE JESUS. Apresenta-me a professores da Faculdade onde ele se formou advogado. Deixa-me na ARMÊNIA já tarde da noite.
 
Líder Sem Terra Alexandre Conceição afirmou que em caso de impeachment ou afastamento de Dilma Rousseff (PT) o MST fará um levante contra as Instituições Democráticas e contra o Estado de Direito e o presidente Michel Temer não terá paz. Segundo o líder sem terra o afastamento da presidente petista trata-se de “golpe”.
— O que está ocorrendo é um manobra inconstitucional, um golpe. Tanto Eduardo Cunha, réu no Supremo e acusado de muitos crimes, como o vice Michel Temer não vão ter paz. Vamos fazer uma luta política forte. Para manter os ganhos sociais, só há uma saída: manter Dilma na presidência — disse Alexandre Conceição ao GLOBO.
O líder do MST contou que os sem-terra vão permanecer em Brasília após dia 31.
— O pessoal já está acostumado a suportar e vai ficar o tempo que for necessário — disse.
Ele disse que se Eduardo Cunha marcar a sessão do impeachment para um domingo, como chegou a ser divulgado, os sem-terra estarão nas ruas.
— Não há a menor dúvida. O dia que for o pessoal vai para a rua.

Desde que os petistas começaram a gritar “impeachment é golpe”, já ficou claro que eles não respeitam a lei e a Constituição. Sempre fungando na sarjeta moral, Gleisi Hoffmann não poderia expelir detritos diferentes destes:
“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, independente da decisão do Supremo, será confirmado esta semana na equipe da presidente Dilma Rousseff”. O desafio ao Supremo Tribunal Federal é de ninguém menos que a senadora Gleisi Helena Hoffmann (PT-PR), investigada pela Operação Lava-Jato e alvo de delação premiada de quatro presos por envolvimento no Petrolão, o maior escândalo de corrupção de todos os tempos.
Gleisi Hoffmann, que está tão envolvida nos esquemas de corrupção do PT e ganhou o apelido de “Rainha do Pixuleco”, decidiu impor mais um escárnio aos ministros do STF em artigo divulgado em um portal petista. Gleisi atacou o ministro Gilmar Mendes, que impediu a posse de Lula na Casa Civil e reafirmou o “direito” de Dilma nomear auxiliares, ainda que estes estejam sendo investigados na Justiça por suspeita de crimes contra o patrimônio público e que essa nomeação tenha sido feita com o exclusivo objetivo de obstruir a Justiça.
“Lula foi barrado na Casa Civil por liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF, cuja decisão será analisada pelo colegiado da Corte”, diz Gleisi, apostando que a suposta “bancada do PT” na Suprema Corte vai derrubar a decisão de Gilmar.
Na escalada de insultos, Gleisi desqualifica a decisão do ministro: “É prerrogativa da presidente da República escolher seus ministros e auxiliares e a intromissão de outro poder nisso constitui-se numa aberração”.
Gleisi Hoffmann é uma aberração ética. Incapaz de se adaptar a uma sociedade civilizada, nada mais faz do que pregar o barbarismo e o desdém com o STF e a Constituição. Que fique mais uma anotação do caderno do partido mais fora da lei que este partido já aconteceu. O PT não é um partido capaz de conviver com pessoas civilizadas.

A chegada de Michel Temer à Presidência da República pode trazer outro benefício ao país, além de livrá-lo do governo-peso-morto de Dilma Rousseff. Negociações em andamento podem levar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, à renúncia para que o cargo seja assumido por um parlamentar com trânsito fácil em todos os grupos da Casa, além, claro, de não ser ficha suja.
Um dos nomes citados é o do presidente da Comissão Especial de Impeachment, Rogério Rosso, do PSD do Distrito Federal. A escolha dependerá de nova composição de forças, que abriria espaço para o chamado "centrão", que inclui partidos como PSD, PP, PR, PDT e outros. O política vai mudar bastante com o fim do desastroso ciclo lulopetista de poder no país.
Os diálogos são incipientes - e, evidentemente, Eduardo Cunha nega que vá renunciar. Sabe, no entanto, que sua saída será um fator a mais de tranquilidade para o futuro governo Michel Temer, além de representar para ele alguma chance, ainda que remota, de preservar o mandato, atualmente em risco calculado na Comissão de Ética. É ceder ou morrer. Ele vai ceder para tentar sobreviver.

A mídia europeia está noticiando que o líder cristão Thomas Uzhunnali, 56, de origem indiana, foi crucificado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na sexta-feira (26). Ele trabalhava com uma missão católica no Iêmen.
O padre católico indiano fora sequestrado por terroristas ligados ao ESTADO ISLÂMICO, no IÊMEN, no início deste mês. Como uma forma de ridicularizar a pequena comunidade cristã ismenita, o padre foi crucificado na sexta-feira santa, data em que a maior parte dos cristãos do mundo lembrava a PÁSCOA.
THOMAS UZHUNNALI era responsável por um asito na cidade de ADEN, no sul do país. Segundo relatos, na ocasião, os jihadistas atacaram o local e mataram pelo menos 15 pessoas, em 4 de março. Entre os mortos estavam quatro freiras. No ano passado, a igreja mantida pela missão que ele trabalhava foi incendiada por terroristas que exigiam que os missionários saíssem do país. Eles se recusaram.
De acordo com o arcebispo de VIENA, CHRISTOPH SCHÖNBORN, a Igreja Católica admite que o padre foi torturado e crucificado. Falando sobre os recentes ataques a cristãos no IÊMEN (cerca de 0,01% da população), o secretário de Estado do VATICANO, PIETRO PAROLIN, afirmou que o PAPA FRANCISCO "ficou chocado e profundamente entristecido ao saber destes atos de violência sem sentido e diabólicos".
As autoridades iemenitas não se pronunciaram sobre o caso, pois o país atravessa uma guerra civil e o governo não tem mais controle sobre parte do seu território. Embora pouco divulgado no BRASIL, a guerra no país se desenvolve há dois anos.
O governo russo apoia os iranianos que estão por trás do movimento dos huthis, um grupo islâmico xiita. O presidente iemenita ABED RABBO MANSOUR HADI, fugiu do IÊMEN e pediu exílio na ARÁBIA SAUDITA.
Do outro lado, estão soldados de uma coalizão, que conta com a presença de EMIRADSO ÁRABES, CATAR, BAHREIN e EGITO. Esses, por sua vez, são apoiado pelos ESTADOS UNIDOS.
ADEN passou a ser temporariamente a capital do IÊMEN, após SANAA (capital oficial) cair nas mãos dos rebeldes, em setembro de 2014. Há registros que grupos radicais como a AL QAEDA fazem constantes ataques à região de ADEN. Eles já haviam pedido o extermínio dos judeus e cristãos no país.
(Com informações de DAILY MAIL)

Foi no sufoco, nos acréscimos, mas a seleção brasileira conseguiu arrancar um empate por 2 a 2 com o PARAGUAI, hoje, em ASSUNÇÃO, na briga por uma vaga na COPA DE 2018.
O resultado, porém, mantém um tabu de 30 anos sem vitória brasileira fora de casa no confronto em Eliminatórias e deixa o time de DUNGA na incômoda sexta colocação da classificação. Com nove pontos conquistados - duas vitórias, três empates e uma derrota - a seleção está fora da zona de classificação e, neste momento, não disputaria nem sequer a repescagem. Situação que só poderá ser alterada daqui a seis meses, quando o BRASIL encara o EQUADOR, n dia 9 de setembro.
Para piorar, a seleção já enfrentou no primeiro turno os adversários teoricamente mais fracos no torneio e, mesmo assim, só conseguiu vencer o PERU e a VENEZUELA. Daqui para a frente, é praticamente só pedreira. A começar pelo próprio EQUADOR, atual vice-líder da classificação - a exceção será a vice-lanterna BOLÍVIA.
Ruim para o BRASIL e também para DUNGA, que, apesar do ponto somado, segue pressionado e sob a sombra de TITE.
A seleção do URUGUAI alcançou hoje a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a COPA DO MUNDO de 2018 ao vencer o PERU por 1 a 0 no Estádio CENTENÁRIO, em MONTEVIDÉU.
Quem entrou na zona de classificação para o Mundial da RÚSSIA foi a ARGENTINA. Depois de um péssimo começo nas Eliminatórias, com dois pontos somados nos primeiros três duelos, a equipe de TATA MARTINO bateu a BOLÍVIA por 2 a 0. Diante de cerca de 60 mil torcedores em CORDOBA, MERCADO abriu o placar e MESSI anotou, de pênalti, o seu 50º gol com a camisa argentina - ele está a apenas seis de se igualar a BATISTUTA como o maior artilheiro da história da seleção nacional.
A ARGENTINA tem 11 pontos, um à frente do CHILE, que goleou a VENEZUELA por 4 a 1, fora de casa.

A Polícia Civil prendeu, hoje, sete pessoas acusadas de integrar a chamada máfia da merenda. Entre os detidos estão o ex-presidente da Assembléia Legislativa de SÃO PAULO, LEONEL JÚLIO; o presidente da UVESP (União dos Vereadores do Estado), SEBASTIÃO MISIARA, e outras cinco pessoas ligadas à Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar - COAF.
A decisão foi da Justiça de BEBEDOURO, no interior, e faz parte da segunda parte da OPERAÇÃO ÁGUA BRANCA. Conforme o Ministério Público, a quadrilha fraudava contratos para fornecimento de merenda a escolas de, pelo menos, 20 prefeituras no Estado. O esquema envolvia suborno a servidores  e políticos nas licitações para que eles comprassem os produtos superfaturados.

O casamento de 13 anos do PT com o PMDB terminou, hoje, em uma reunião de três minutos. Aos gritos de "BRASIL PRA FRENTE, TEMER PRESIDENTE" e "FORA PT", os peemedebistas decidiram entregar todos os cargos no governo da presidente DILMA imediatamente, inclusive os de segundo e terceiro escalões.
"O PMDB se retira da base do governo da presidente DILMA e ninguém no partido está autorizado a exercer qualquer cargo no governo federal. A decisão está tomada", disse o vice-presidente do partido, ROMERO JUCÁ.
Nem de longe o clima do encontro lembrava o fim de uma aliança que reelegeu LULA e deu duas vitórias a DILMA. Muito pelo contrário. A euforia dos peemedebistas era visível.
Por isso, os políticos mais alinhados ao governo ou aqueles que ainda tinham dúvidas sobre o momento adequado para o desembarque não compareceram. Figuras emblemáticas do rompimento, como o presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, e o deputado JARBAS VASCONCELOS chegaram ao local da reunião do diretório nacional, na Câmara, estampando sorrisos no rosto. JARBAS resumiu o espírito da reunião.
"LULA, DILMA e o PT conseguiram unificar quase que na totalidade o partido contra o governo. Na minha história, não vi nenhum ato tão próximo da unanimidade no PMDB como este", afirmou.
Segundo JUCÁ, a saída dos agora seis ministros do PMDB do governo será ditada pela "consciência" de cada um.
"O timing de saída está certo. Estou aqui acompanhando a decisão que o partido for tomar", disse a filha do ex-presidente JOSÉ SARNEY, e ex-governadora do MARANHÃO, ROSEANA SARNEY. SARNEY foi procurado por LULA para tentar evitar o rompimento.
Os peemedebistas evitaram falar sobre o impeachment de DILMA, mas deixaram claro que a legenda vai votar em peso pela saída do presidente do cargo.
Nesse caso, TEMER assumiria o Palácio do Planalto e a missão de tentar reunificar o país até as eleições de 2018, quando o PMDB promete sair das entranhas do governo para ter candidato próprio - nesse caso, TEMER é o mais cotado, mas há também quem defenda um acordo para que o Chefão do PMDB se comprometa a não tentar a reeleição e apoie outro nome. O senador JOSÉ SERRA está de olho nesta vaga
Para retaliar o PMDB, a presidente DILMA cancelou, hoje, a viagem que faria aos ESTADOS UNIDOS, amanhã, para participar da 4ª Cúpula Sobre Segurança. A decisão impede que o vice-presidente,  MICHEL TEMER, assuma o posto nos dois dias em que a petista ficará fora do país.     
    
2 017     :    -      QUARTA-FEIRA
Atualização do dia 29 de março. Pela manhã, no computador, procuro certas recordações que me interessam nesta quarta-feira. Também recebo algumas mensagens.
No dia 31, o general Gilberto Pimentel, presidente do Clube Militar, fará um pronunciamento sobre a data, na qual se comemora o aniversário da Revolução democrática de 1964.
https://1.bp.blogspot.com/-9qM7-l28EFo/WNr_jbJMZxI/AAAAAAAAJW4/QC_FCB3YGEQq-8peuMHzINHkLyR2H-yBwCLcB/s320/general.jpg

O artigo "As forças vivas da Nação", publicado no site do Clube Militar, é uma espécie de
antecipação do teor do discurso: — Que não ousem obstruir a aplicação da Lei. Seria a decretação do fim da Democracia, e aí, outra vez as forças vivas de 64 poderão se manifestar.
O recado é ácido e direto:
Se não houver punição aos corruptos, poderemos sim assistir a tão sonhada, para muitos, intervenção militar. (Créditos papotv.com.br)

Na tarde, no MUSEU MILITAR, o GABRIEL coloca-se a caminho para entregar os ofícios às autoridades que irão indicar as pessoas para receber a MEDALHA MMDC em 23 de maio. Enquanto isso, MARINEI CHALUB atende a uma série de de telefonemas de associados, que querem saber dos nossos próximos eventos. RODRIGO solicita a data de 12 de abril para entregar medalhas na Câmara Municipal. O TENENTE PROCÓPIO solicita a tarde de amanhã para discutir a criação de um núcleo em TAUBATÉ, no 5º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR DO INTERIOR.
GRACINHA FÉLIX, acompanhado de três associados do Movimento Intervencionista, vem solicitar a frente do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 para comemorar o 31 de março. Ela é ferrenha defensora da intervenção militar no BRASIL, combatendo a bandalheira que corre solta nos três poderes.
MARINEI recebe um email do TJM, alusivo à solenidade comemorativa do 80º aniversário do Tribunal e outorga do colar e medalha do mérito judiciário militar paulista. O evento está marcado para às 10 horas do dia 7 de abril. Acontece que nesse horário deveremos estar no CENTRO MÉDICO, na entrega da MEDALHA DRÁUSIO. Telefono para o CORONEL PM MENDES e solicito que ele represente a presidência no TJM.
Nossa secretária está nervosa porque ela ainda não recebeu as chaves do apartamento que comprou e foi obrigada a pagar o IPTU. Algo muito irregular e que ela certamente ganhará na Justiça a devolução desse dinheiro. A obrigação de pagar o IPTU é da empreiteira, uma vez que ainda a compradora do imóvel não está de posse do mesmo. É uma verdadeira novela a compra desse apartamento.       

O governo promoverá o fim parcial da desoneração da folha e elevará alíquota sobre IOF para cooperativas de crédito, dentro dos esforços para garantir o cumprimento da meta fiscal de 2017, disse nesta terça-feira (29) o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, prevendo arrecadação extra de R$ 6 bilhões neste ano com as medidas.
Além disso, foi anunciado um contingenciamento de R$ 42 bilhões no Orçamento deste ano para atingir o objetivo, que também contará com receitas de R$ 10,1 bilhões por decisões favoráveis na Justiça envolvendo a retomada para a União de usinas hidrelétricas.
Na semana passada, o governo havia identificado rombo excedente no Orçamento de R$ 58,2 bilhões, que impedia cumprir a meta de déficit primário de R$ 139 bilhões.
Reoneração
Meirelles confirmou que entre as medidas compensatórias para cobrir o rombo de R$ 58,2 bilhões do Orçamento deste ano e cumprir a meta de déficit primário de R$ 139 bilhões em 2017 está a reoneração da folha de pagamentos para diversos setores antes beneficiados.
Segundo o ministro, o impacto dessa medida será de R$ 4,8 bilhões em receitas adicionais em 2017 a partir de julho. A medida virá por meio de uma Medida Provisória e terá validade a partir de julho, respeitado o prazo de 90 dias exigido para esse tipo de ação.
— Tomamos a decisão de corrigir um processo do passado que ficou conhecido como desoneração da folha de pagamentos, que na verdade era uma opção para as empresas deixarem de contribuir com base da folha de pagamentos e escolherem contribuir sobre a receita bruta. Essa medida gerava uma perda fiscal para a União e era esperado que isso gerasse um crescimento rápido para o Brasil. No entanto, isso não gerou os efeitos esperados e, em consequência disso, achamos que seria necessário eliminar essa opção.
Meirelles classificou a desoneração da folha como uma "distorção", mas anunciou que setores intensivos em mão de obra para os quais a medida faz sentido serão poupados.
— A grande maioria dos setores deixa de ter essa opção e passa a ter de fato a reoneração da folha. Os setores que mantêm essa opção são: transporte rodoviários de passageiros (ônibus urbano e interurbano), transporte metroviário e ferroviário de passageiros, construção civil e obras de infraestrutura, comunicação.
Marca de Dilma
A desoneração da folha de pagamento foi uma marca na política econômica de Dilma Rousseff. Em setembro de 2015, 56 setores da economia foram beneficiados pela lei, que aumenta as alíquotas incidentes sobre a receita bruta das empresas.
A lei foi aprovada pelo Senado após meses de negociação e era a última medida do ajuste fiscal que dependia de aprovação do Congresso.
Criada em 2011 pelo governo, a renúncia fiscal atingiu, em 2014, cerca de R$ 22 bilhões. A desoneração trocava a contribuição patronal de 20% sobre a folha de pagamentos para a Previdência por alíquotas incidentes na receita bruta das empresas.
Com a sanção de Dilma, o governo aumentou as duas alíquotas de 1% e 2% vigentes para a maioria dos setores para, respectivamente, 2,5% e 4,5%. A mudança poderá resultar em uma arrecadação de cerca de R$ 10 bilhões.

O sinal analógico será desligado em São Paulo e em outras 38 cidades da Região Metropolitana, nesta quarta (29). Mas a novidade ainda não é motivo de comemoração para assinantes de TV a cabo. Só uma empresa, a Vivo, se mostrou disposta a negociar os direitos de transmissão de três dos principais canais da TV aberta. Assinantes da Net, Claro, Embratel, Oi e Sky ficarão sem os sinais da Record TV, Rede TV e SBT a partir da meia-noite. A Anatel, agência reguladora que fiscaliza o setor de telecomunicações, disse em nota que acompanha a conduta das prestadoras e busca proteger os Direitos do Consumidor.

A audácia de um bandido quase custou a vida de um policial civil, hoje de manhã, em plena MARGINAL TIETÊ. O criminoso, algemado, conseguiu arrancar a arma do agente e atirou contra ele da viatura da instituição.
Por volta das 10:30 horas, perto da PONTE DO PIQUERI, uma dupla de policiais civis escoltava dois suspeitos para uma audiência de custódia no Fórum da BARRA FUNDA, zona oeste.
Conforme o portal G1, um deles conseguiu passar as mãos para a frente do corpo, pulou para a frente do carro onde os agentes estavam e tomou o revólver de um deles.
De posse da arma, o bandido começou a disparar e só foi contido quando o outro policial atirou contra ele. A viatura ficou com marcas de bala.
Os feridos foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros ainda na MARGINAL TIETÊ. Durante o socorro, a faixa da direita da pista local, no sentido RODOVIA AYRTON SENNA, foi bloqueada e permaneceu assim até pelo menos as 13 horas para o trabalho da perícia. De acordo com a CET, foi registrado congestionamento em 5,3 quilômetros da via.
O estado de saúde, tanto do bandido quanto do policial não foi divulgado. O agente que foi atingido de raspão no joelho, foi levado para o Hospital das Clínicas, em CERQUEIRA CÉSAR, na região central. Já o ousado criminoso, baleado na perna e na nádega, acabou transferido para a Santa Casa de Misericórdia, na SANTA CECILIA, também no centro da capital.

O Ministério Público informou que vai recorrer da decisão judicial que absolveu três policiais militares acusados de matar um suspeito de assalto em 7 de setembro de 2015. FERNANDO HENRIQUE DA SILVA, 23, foi jogado ou teria caído de um telhado na zona oeste. O trio de PMs foi acusado de empurrar o suspeito, atirar nele e executá-lo na sequência. O Tribunal do Júri concordou com a versão dos réus de que eles dispararam em legítima defesa, em revide a tiros da vítima. Na opinião da promotoria, FLÁVIO LAPIANA DE LIMA, FÁBIO GAMBALE DA SILVA e SAMUEL PAES deveriam ser sentenciados por homicídio, pois assassinaram a vítima desarmada com dois tiros de cima para baixo.
Imagens registradas por um cinegrafista amador mostram o momento em que o PM SAMUEL joga FERNANDO de uma altura de três metros. Depois da queda, os dois parceiros teriam matado o acusado. Os PMs dizem que o suspeito de desequilibrou quando foi abordado e caiu. E sustentam que ele estava armado e atirou contra os PMs.

O turista alemão STEPHAN BRODE, de 44 anos, que “morou” por três meses no Aeroporto Internacional de GUARULHOS foi internado em uma clínica psiquiátrica depois de desembarcar em FRANKFURT, na ALEMANHA, divulgaram jornais do país europeu. BRODE acabou deportado do BRASIL no último domingo após o visto de permanência dele ter vencido. Ele foi escoltado por policiais alemães. O turista foi flagrado por câmeras de segurança agredindo passageiros do terminal, recebendo comida e até revirando o lixo. Ao chegar no Aeroporto de FRANKFURT, na segunda-feira, ele começou a gritar e foi internado no Hospital UNIVERSITÁRIO DE FRANKFURT, conforme informou a polícia aos jornais BILD, FRANFURTER ALLGERMEINE e SUDDESUTSCHE ZEITUNG. Durante sua permanência em GUARULHOS, o Consulado da ALEMANHA entrou em contato com os familiares do turista, que disseram que BRODE sofre de esquizofrenia e, provavelmente, estava sem tomar os remédios.

O presidente MICHEL TEMER subiu o tom, hoje, ao falar sobre a importância da reforma da Previdência. Durante um evento em SÃO PAULO, o peemedebista disse que se a medida não for tomada “em sete anos paralisamos o país”.
Segundo o presidente, caso o texto não passe agora, daqui três ou quatro anos terá de ser feito um novo esforço para alterar as regras da Previdência Social. “Precisamos aproveitar este momento de apoio do Congresso Nacional para fazer essa reforma. A reforma não prejudicará ninguém”, garantiu TEMER, argumentando que a “interlocução plena” que seu governo tem com o Legislativo será fundamental para as mudanças.
O presidente afirmou que todos os estudos estatísticos mostram que se não houver reformulação previdenciária, em 2024 o país só terá verbas para pagar servidores públicos.
“Estamos fazendo regras de transição que permitam que, muito brevemente, as finanças públicas possam estar mais equilibradas e que não possam gerar o que ocorreu na GRÉCIA, em PORTUGAL, na ESPANHA e na FRANÇA, que tiveram de reduzir valores de aposentadorias e de salários de servidores”, disse.
A proposta do governo fala em uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres como requisito mínimo para solicitar a aposentadoria, mais 25 anos de contribuição à Previdência. Esses pontos, segundo TEMER, são inegociáveis.
Quem escapa da reforma são trabalhadores que já atingiram os requisitos atuais ou homens com 50 anos ou mais e mulheres a partir dos 45. Esses trabalhadores precisarão pagar um pedágio de 50% do tempo que faltaria pelas regras de hoje para se aposentar.
TEMER admitiu que há alguns pontos da proposta enviada ao Congresso que podem ser negociados com a base para aprovação do texto original. Segundo ele, as regras para aposentadorias rurais e deficientes podem ser amenizadas.
O PSDB, partido da base do presidente, disse que se não houver mudanças, não irá apoiar a aprovação do texto. Em uma rede social, o deputado EDUARDO BARBOSA disse que os tucanos querem alterações nas regras de transição, possibilidade do acúmulo de benefícios até o teto da Previdência, além dos pontos que o presidente disse poder negociar.
Na semana passada, TEMER já apontou um recuo na reforma. Ele anunciou a retirada de servidores estaduais e municipais das mudanças na Previdência.
Nesta semana, porém, o ministro-chefe da Casa Civil, afirmou que os estados terão até seis meses para fazer as próprias reformas. Caso não cumpram o estipulado, os servidores irão seguir as regras gerais dos segurados do INSS.

Agentes da Polícia Federal cumpriram, hoje, mandados de prisão temporária contra cinco dos sete conselheiros e um ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do RIO DE JANEIRO.
O presidente da Assembleia Legislativa do RIO, JORGE PICCIANI, foi alvo de mandado de condução coercitiva, que é quando alguém é levado a depor. O depoimento dele para a operação apelidada de QUINTO DA COROA durou cerca de três horas.
No total foram mais de 43 mandados, a maioria deles na capital fluminense, mas também em DUQUE DE CAXIAS e SÃO JOÃO DO MERITI. Além dos de prisão e condução, a Polícia Federal também cumpriu ordens de busca e apreensão e bloqueios de bens e valores.
Os alvos da operação foram investigados por integrarem um esquema de pagamentos de vantagens indevidas que pode ter regularmente desviado valores de contratos com órgãos público para agentes do estado, em especial membros do TCE-RJ e da ALERJ.
Segundo a PF, foram dois esquemas de arrecadação de propina para fazer vista grossa para irregularidades praticadas por empreiteiras e empresas de ônibus.
A operação teve como principal base a delação do ex-presidente do TCE JONAS LOPES DE CARVALHO FILHO, e a de seu filho, o advogado JONAS LOPES DE CARVALHO NETO, homologadas recentemente pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, FÉLIX FISCHER, que autorizou os mandados de prisão e condução coercitiva.
Os alvos foram ALOYSIO NEVES (atual presidente), JOSÉ GOMES GRACIOSA, MARCO ANTÔNIO ALENCAR, JOSÉ MAURÍCIO NOLASCO e DOMINGOS BRAZÃO.
Foram também determinados bloqueios de bens e valores dos envolvidos. O ex-presidente do TCE, JONAS LOPES DE CARVALHO, delator do esquema, pediu licença no fim do ano passado.
Além de JORGE PICCIANI, o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do RIO, LÉLIS MARCOS, também foi alvo de condução coercitiva. Eles foram levados para depor na Superintendência da Polícia Federal e deixaram o local sem falar com a imprensa.
A ex-primeira dama do RIO, ADRIANA ANCELMO, deixou no início da noite o Complexo Penitenciário de GERICINÓ (BANGU), para cumprir prisão domiciliar. A mulher do ex-governador do RIO, SÉRGIO CABRAL, foi levada para seu apartamento no bairro do LEBLON (zona sul). Ela estava presa desde dezembro de 2016.
ADRIANA chegou à sua casa, na Rua ARISTIDES ESPÍNOLA, sob protesto de vizinhos e manifestantes. Alguns carregavam cartazes, enquanto outros gritavam e batiam panelas nas janelas. “Canalha” e “safada” foram algumas das ofensas dirigidas à ex-primeira dama.
Segundo o porteiro do prédio, a Justiça determinou que ninguém tenha acesso à internet ou telefone enquanto esteja dentro do apartamento. Uma caixa na entrada do prédio guarda os celulares dos funcionários da família CABRAL e dos filhos. 

A performance do SÃO PAULO diante do SÃO BERNARDO esteve muito longe de ser da forma como o torcedor gostaria que fosse. Mesmo assim, a vitória magra, por 1 a 0, com gol do oportunista GILBERTO agradou e a equipe tricolor encerrou a primeira fase do CAMPEONATO PAULISTA na liderança do Grupo B, com 22 pontos.
Agora, o SÃO PAULO se preparará para as quartas de final da competição. Em jogos de ida e volta, o time dirigido por ROGÉRIO CENI enfrenta o LINENSE nos dois próximos fins de semana. Por ter feito campanha superior ao da equipe do interior, o TRICOLOR decide o confronto no MORUMBI. As datas e horários dos jogos serão definidos nos próximos dias ela Federação Paulista.
Acabou o jejum de vitórias do CORINTHIANS. Após somar quatro empates e uma derrota em cinco partidas, o ALVINEGRO não encontrou dificuldades para vencer o LINENSE, por 3 a 1, hoje, em ITAQUERA. LÉO JABÁ, JADSON e ROMERO balançaram as redes para o time da casa – THIAGO HUMBERTO descontou.
Agora, nas quartas de final, o TIMÃO medirá forças contra o BOTAFOGO. O jogo de ida será realizado neste fim de semana, em RIBEIRÃO PRETO. A Federação Paulista ainda não confirmou data e horário.
Primeira colocação geral garantida, o PALMEIRAS entrou em campo contra a PONTE PRETA para testar o elenco e de olho nas quartas de final. O problema é que, pior do que a derrota por 1 a 0, volta de CAMPINAS com duas baixas para o mata- mata.
VITOR HUGO e ZÉ ROBERTO serão desfalque contra o NOVORIZONTINO, neste fim de semana. O zagueiro recebeu o terceiro cartão amarelo e, como não se anula o total de advertências no torneio, cumprirá suspensão automática. Já o lateral foi expulso ao levar o segundo amarelo ao fazer pênalti em WILLIAM POTTKER.
Esta noite foi especial para KAYKE. Recentemente, o centroavante prometeu suprir as possíveis ausências do capitão RICARGO OLIVEIRA à altura. E cumpriu. Foram dele dois dos gols na vitória do SANTOS contra o NOVORIZONTINO, por 3 a 1, na VILA BELMIRO. HENRIQUE fez para os visitantes, mas THIAGO RIBEIRO ainda ampliou no fim do jogo.
Com a vitória, o PEIXE ganhou também o direito de decidir as quartas de final, contra a PONTE PRETA, em casa. O primeiro jogo será no MOISÉS LUCARELLI, em CAMPINAS. O NOVORIZONTINO, também classificado, recebe o PALMEIRAS.

Em meio a um evento de entrega de casas populares, hoje, no GRAJAÚ, extremo sul da capital, o prefeito JOÃO DORIA interrompeu seu discurso e discutiu com um manifestante que defendia a ex-presidente DILMA. Nervoso com o homem, o chefe do Executivo chegou a dizer para ele “procurar sua turma em CURITIBA”, em referência aos presos da OPERAÇÃO LAVA JATO. Sentindo-se ofendido, o tucano afirmou que “golpista é quem rouba o dinheiro do povo”.
A confusão durante cerimônia de entrega de 192 apartamentos do programa MINHA CASA, MINHA VIDA ocorreu na presença do governador GERALDO ALCKMIN e do ministro das Cidades, BRUNO ARAÚJO, todos do PSDB.
A parte da Prefeitura no empreendimento inaugurado se resumiu a fornecer o cadastro de moradores que deveriam ser beneficiados. Estado e governo federal dividiram o custo da obra, orçado em 118,3milhões de reais.
Conforme publicou o jornal O GLOBO, a discussão começou logo após DORIA dizer que as chaves nas novas casas às mulheres porque “a força delas ninguém segura”. O manifestante aproveitou o gancho para lembrar a ex-presidente “Força da DILMA para fazer as casas”.
O manifestante, o qual o prefeito, posteriormente, classificou como “suposto militante do PT”, também se referiu às autoridades presentes como “golpistas”. Ao ouvir a frase, DORIA, de dedo em riste, rebateu.
“Vou dizer pra você que veio aqui tentar estragar a festa dessas famílias que aqui estão, que estas pessoas não estão de acordo com você, não. Golpista é quem rouba o dinheiro público, golpista é o que rouba o povo. Pergunta pro povo o que eles “acham”, disse, arrancando aplausos dos presentes.
Na sequência, ainda apontando o dedo indicador da mão direita para a direção de onde veio a crítica, mandou o manifestante se retirar do evento. “Vá embora procurar sua turma, vai procurar sua turma em CURITIBA. O povo sabe quem é honesto e quem é decente”, disse DORIA, para, na sequência, pedir uma salva de palmas “para o BRASIL”.
A atitude do prefeito não é inédita. No mês passado, enquanto visitava um bloco de Carnaval, ele foi chamado de “prefeito cinza” por pintar os muros onde haviam grafites e pichações. Ele respondeu ao folião manifestante em tom sarcástico: “Viva o LULA, viva o PT, viva a corrupção, né?”



Nenhum comentário: