terça-feira, 16 de maio de 2017

14 DE MAIO DE 2017 - DOMINGO

CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA - PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.A imagem pode conter: 1 pessoa
D I A     Q U A T O R Z E      D E        M  A I O       DE       2017     –      D  O  M  I  N  G  O.
80 anos, quatro meses e 18 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 310º DO ANO 67º - MÊS 11º
58 anos e 343 dias na PMESP.
58 anos e 94 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 21 135 dias – 503 616 horas.
53 anos e 251 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
29 anos e 64 dias no Posto de Coronel – 350 meses e 3 dias.
5 anos e 312 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 187 dias CORONEL - 25 anos e 152 dias na reserva.
11 371-667 568                                 11 187-262 036                                   10 913-255 616.
DIA DE SÃO MATIAS. Era discípulo de CRISTO e foi designado para substituir no Colégio Apostólico, o infame JUDAS ISCARIOTES. Era um dos inúmeros discípulos que seguiram JESUS desde o começo de sua vida pública. Segundo a tradição, levou o Evangelho à ETIÓPIA, onde sofreu o martírio.    

DIA DO SEGURO


PARA MUDAR SEU DESTINO, VOCÊ PRECISA MENOS DE UM GRANDE ACONTECIMENTO, E MAIS DE PERCEBER OS HÁBITOS QUE SE REPETEM COTIDIANAMENTE, PORQUE ESTES SUSTENTAM A NOTA DOMINANTE QUE PRECISA SER MUDADA, SUBSTITUÍDA POR OUTRA.

410 a. ingleses fixam sua primeira colônia na AMÉRICA DO NORTE em JAMESTOWN, próxima à atual WILLIAMSBURG, na VIRGÍNIA, no dia 14 de maio de 1607. O estabelecimento serviu como primeira base britânica na competição européia pelo domínio do NOVO MUNDO, controlado pela ESPANHA desde as viagens do navegador CRISTÓVÃO COLOMBO no fim do século XVII.
407 a. assassinato do REI HENRIQUE IV, da FRANÇA, em PARIS, no dia 14 de maio de 1610. O rei passeia de carruagem com a família pelas ruas do centro de PARIS quando é surpreendido por FRANÇOIS RAVAILLAC, um fanático religioso, e morto a golpes de faca. De forte educação protestante, HENRIQUE IV foi o primeiro rei da dinastia dos BOURBON.   
374 a. da morte do rei da FRANÇA, LUÍS XIII, em 14 de maio de 1643. LUÍS XIV é o sucessor.
221 a. feito o primeiro teste de uma vacina contra a varíola, em 14 de maio de 1796.
203 a. GUILLERMO BROWN, comandante da frota Argentina, derrota a espanhola, que defendia a cidade de MONTEVIDÉU, no URUGUAI, em 14 de maio de 1814.
153 a. morre PEDRO SANTANA, militar e político dominicano, em 14 de maio de 1864.
142 a. nasce JOSÉ SANTOS CHOCANO, poeta e escritor peruano, em 14 de maio de 1875.
129 a. do editorial publicado em 14 de maio de 1888, no DIÁRIO POPULAR, sob o título “A LEI ÁUREA”: “Bem raro, em nossa terra, o poder executivo é, como agora, mero executor de um decreto do povo”. O texto comemora o final de um processo lento e tortuoso que levou o BRASIL a ser a última nação do mundo a abolir a escravidão. As primeiras medidas concretas começaram 38 anos antes. No dia 4 de setembro de 1850 foi sancionada a LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓS, que pôs fim ao tráfico negreiro. Seguiu-se a ela a LEI DO VENTRE LIVRE, aprovada em 28 de setembro de 1871, garantindo a liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. Em 28 de setembro de 1885 é promulgada a LEI SARAIVA COTEGIPE, ou LEI DOS SEXAGENÁRIOS, concedendo liberdade a todos os escravos após completarem 65 anos. Só bem depois veio a medida definitiva. No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Imperial Regente, ISABEL CRISTINA LEOPOLDINA AUGUSTA, em nome de Sua Majestade, o IMPERADOR DOM PEDRO II sanciona a LEI 3.353 que declarava extinta a escravidão no BRASIL. A lei era concisa e direta. Foi uma das peças jurídicas mais curtas – e importantes – da História do BRASIL. Tinha apenas dois artigos: “Art. 1º - É declarada, da data da presente lei, extinta a escravidão no BRAZIL. Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário”   
120 a. físico e inventor italiano GUGLIELMO MARCONI faz a primeira transmissão de rádio da história, em 14 de maio de 1897. O jornal DIÁRIO POPULAR publica: escrevem-nos moradores da Praça ROBERTO PENTEADO, dizendo que aquilo está aplainado, arranjado, embelezado, faltando apenas o ajardinamento prometido. Com certeza o senhor intendente vai providenciar com urgência nesse sentido.
Consta achar-se ultimada em LONDRES a negociação para a venda da FERROVIA PAULISTA a um sindicato inglês. Para esta operação mercantil estão levantados já seis milhões de esterlinas.
RIO – devido ao desastre que houve entre as estações do REZENDE e de SURUBY o expresso paulista chegou aqui com um atraso de três horas.
A data nacional comemorada ontem foi aqui
Em JUIZ DE FORA há grande entusiasmo pelo CHILE. É extraordinário o desejo de que a oficialidade chilena (em visita ao Brasil) visite a bela e opulenta cidade mineira.
Foi expedido um telegrama de felicitações ao GENERAL ARTHUR OSCAR aplaudindo sua atitude de pensar contra esse projeto de redução do exercito brasileiro.
Foi a pique no rio SÃO FRANCISCO o vaporzinho contratado para condução de voluntários que vão combater as hordas de ANTÔNIO CONSELHEIRO,
119 das seguintes publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 14 de maio de 1898: o dia de ontem correu com grande animação nesta capital, que apresentava um aspecto festivo. A recepção em palácio foi muito concorrida. Os edifícios públicos iluminaram à noite, tocando no jardim do palácio que se achava repleto de povo, a banda da música do 3º Batalhão Policial.
Como nos anos anteriores, os libertos reuniram-se no LARGO DA LIBERDADE, em frente à casa do doutor ANTÔNIO BENTO, e aí dançaram alegremente durante a noite. Aquele chefe abolicionista foi muito cumprimentado em sua residência.
Veio hoje um cavalheiro a esta redação mostrar uma carta expedida de MOCOCA, a 6 do corrente. Pois só hoje é que foi recebida pelo destinatário. Oito dias para chegar de MOCOCA a SÃO PAULO é muito tempo.
O doutor PRUDENTE DE MORAES enviou hoje à Câmara mensagem acerca da questão constitucional do estado de sítio e suas prorrogações. Nesse documento espera-se que sejam pedidas algumas medidas no sentido da regulamentação, de modo a fixar-se a ação do governo.
Foi vista na altura da ilha de MARTINICA a esquadra espanhola. 
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 13 de maio de 1899 (o dia 14 caiu num domingo e o DP não circulava): o doutor ALFREDO MAIA esteve conferindo o relatório da Estrada de Ferro CENTRAL DO BRASIL do ano passado. Pelos dados colhidos pelo doutor ALFREDO MAIA e constantes de pequenos quadros demonstrativos das diversas divisões da estrada, existe nesse relatório um saldo de 2.350.000$, sendo a receita de 33.636.000$ e a despesa de 31.286.000$.
Comunicou-nos, por carta, o senhor EUGÊNIO LEFÈVRE, diretor geral da Secretaria da Agricultura, que já está terminada a distribuição de sementes de arroz do JAPÃO e SIÃO que existiam naquela repartição.
O senhor SULLIVAN, conhecido explorador norte-americano, fez uma curiosa descoberta no vale do AMAZONAS. Parece ter encontrado nas margens do Rio NEGRO, uma raça de verdadeiros pigmeus, que são de uma cor amarela avermelhado, extremamente feios e de aparência bastante grotesca.
Todas as classes sociais compreenderam e bem a importância da data de hoje (13 de maio) que aboliu a escravidão no BRASIL. Começou a comemoração pelos decretos firmados pelo CORONEL PRESTES, presidente do Estado, perdoando o resto da pena, a que foram condenados, os sentenciados CORNÉLIO ANDRADE OLVEIRA, AMADEI GUSTAVO, HENRIQUE LOUREIRO, PAULINO LOPES RIBEIRO e BENEDICTO FRANCISCO DA SILVA.
Está em BELO HORIZONTE a comissão que foi entender-se com o governo de MINAS sobe a cessão do edifício da alfândega de JUIZ DE FORA para nele ser instalada a exposição mineira que ali veio se fazer.    
112 a. da notícia que os japoneses iniciaram um movimento envolvente e ocultando nas colinas as colunas volantes de cavalaria que operavam descrevendo semi-círculos, acompanhadas de destacamentos de infantaria até o leste. Pretendiam os japoneses cortar as comunicações dos russo com VLADIVOSTOCK e isolar completamente DIRIN. Essa notícia veiculava nos jornais de 14 de maio de 1905, um domingo.
106 a. (BELÉM) Segundo publicação no ESTADO, em 14 de maio de 1911, o mercado da borracha está muito frouxo. A borracha do sertão era cotada ontem a 5$900 réis. Na Câmara dos Deputados continuou a segunda discussão do projeto do governo relativo à valorização da borracha. O deputado BENTO DE MIRANDA apresentou emendas sobre o projeto do BANCO HIPOTECÁRIO, as quais foram todas rejeitadas.
105 a. morre AUGUST STRINDBERG, dramaturgo sueco, em 14 de maio de 1912.
105 a. morre FEDERICO VIII, rei da DINAMARCA, em 14 de maio de 1912.
105 a. Um novo mercado no LARGO DA SÉ – Alguns comerciantes estabelecidos no LARGO DA SÉ, em petição ao prefeito, solicitaram um acordo para a instalação ali de um pequeno mercado, rigorosamente higiênico, mediante módicas contribuições (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 14 de maio de 1912).  
102 a. nasce o pintor venezuelano CÉSAR RENGIFO, em 14 de maio de 1915.  
101 a. nasce o CORONEL REFORMADO DIVO BARSOTTI em 14 de maio de 1916.
89 a. nasce ERNESTO GUEVARA DE LA SERNA, em 14 de maio de 1928, em ROSÁRIO, na ARGENTINA. Formou-se médico e embarcou numa viagem pela AMÉRICA DO SUL – aventura retratada no filme “DIÁRIOS DE MOTOCICLETA”, de WÁLTER SALLES. A obra ilustra como fez sua opção política, nos anos 1950. Ele conheceu FIDEL CASTRO no MÉXICO e virou ícone da REVOLUÇÃO CUBANA. Mas abandonou a ilha em 1966 para pregar a revolução na ÁFRICA e na AMÉRICA DO SUL. Foi preso e executado pelo Exército boliviano em outubro de 1967. CHE, como ficou sendo conhecido, despediu-se, por carta, de seus cinco filhos, ao deixar CUBA, em 1966, pouco antes de morrer. “Sejam capazes de sentir as injustiças praticadas em qualquer parte do mundo. Essa é a qualidade mais linda de um revolucionário”.   
77 a. nasce o CORONEL PM Ref LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO ROCHA, meu companheiro dos bancos escolares da ESCOLA DE OFICIAIS, no dia 14 de maio de 1940.
77 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: aviões alemães bombardeiam ROTTERDAM, em 14 de maio de 1940. Morrem mais de 900 pessoas.
76 a. da BASE AÉREA DE SÃO PAULO. Foi fundada em 14 de maio de 1941.
75 a. nasce o ex-ministro da Fazenda MAILSON DA NÓBREGA em 14 de maio de 1942.
73 a. TRIO LOS PANCHOS (14 de maio de 1944) fazem sua primeira apresentação no Teatro HISPANO, EM NOVA IORQUE.
72 a. nasce o CORONEL RES. EDILSON TAVARES em 14 de maio de 1945.
69 a. da proclamação do ESTADO DE ISRAEL, por DAVID BEN-GURION, em 14 de maio de 1948. São seis décadas marcadas por conflitos graves, mas coerentes com uma trajetória de lutas pelo território seco que liga a ÁFRICA, a ÁSIA e a EUROPA. As tensões começaram há cinco mil anos, quanto o EGITO dominou a região. Desde então, a área do atual estado de ISRAEL e da AUTORIDADE PALESTINA já teve vários donos. O território compreendia parte da região da PALESTINA, dominada pelos ingleses desde 1928. No final do século XIX imigrantes judeus vinham se estabelecendo ali. A resposta árabe veio no mesmo dia, com ataques dos Exércitos da JORDÂNIA, SÍRIA, EGITO, IRAQUE e do LÍBANO. ISRAEL venceu a guerra um ano depois e passou a ocupar territórios que haviam sido cedidos aos palestinos, principalmente na GALILÉIA. Venceu, mas não teve um dia de tranqüilidade depois disso. Milícias palestinas passaram a atacar o país a partir de postos no LÍBANO, na CISJORDÂNIA e em GAZA. A coisa ficou assim até a GUERRA DOS SEIS DIAS, em 1967, quando, ao perceber ataques de exércitos árabes a suas fronteiras, ISRAEL respondeu com força e mais uma vez derrotou os inimigos. Como recompensa, tomou GAZA, CISJORDÂNIA, as colinas de GOLÃ e o deserto do SINAI. Cerca de 760 mil palestinos foram forçados ao êxodo após a criação do Estado de ISRAEL, em 14 de maio (15 de maio para nós). ISRAEL tem rejeitado nas negociações de paz e retorno desses refugiados e seus descendentes, cerca de 5 milhões. 
65 a. realização da primeira exibição oficial do Esquadrão de Demonstração Aérea Brasileiro, conhecido como ESQUADRILHA DA FUMAÇA, em 14 de maio de 1952.
64 a. nasce DAVID BYRNE, cantor e líder do grupo TALKING HEADS, em 14 de maio de 1952.
63 a. nasce o senador ALOÍZIO MERCADANTE em 14 de maio de 1954.
62 a. criado, em 14 de maio de 1955, o PACTO DE VARSÓVIA (Tratado de Amizade, Cooperação e Ajuda Mútua) por oito países do Leste Europeu (ALBÂNIA, BULGÁRIA, CHECOSLOVÁQUIA, HUNGRIA, POLÔNIA, ROMÊNIA, URSS e REPÚBLICA DEMOCRÁTICA ALEMÃ), assim como o Oeste Europeu criou a OTAN.
53 a. das anotações feitas em 14 de maio de 1964 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 11º - DIA 310º - 5 anos e 344 dias na FORÇA PÚBLICA – 251 dias como ASPIRANTE – 238 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O Comandante NÓBREGA está em gozo de dois dias de dispensa do serviço. Deverá retornar ao BG somente na segunda-feira. Por conseguinte, o MAJOR ALOÍSIO BORGES responde pelo comando e o CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS pelo sub-comando.
Depois de muito tempo tive relativa folga na secretaria. Vou jogar futebol de salão com os TENENTES PASIN e GERSON e ASPIRANTES HERMES, RICCIARDELLI, CARVALHO DIAS e PINHEIRO. Doutor SÉRGIO THEN DE BARROS e os soldados CAMPOS e GILENO também participam do jogo.
Despachei hoje com o MAJOR ALOÍSIO BORGES e foi um dia de relativa calma na função.
Meus maiores trabalhos foram com relação à apresentação dos Cabos Escreventes Estagiários WALDOMIRO e AMARO ao STM onde foram classificados por efeito de promoção e o caso do ex-soldado EDIVAL GUERRA MONTEIRO que necessitava de seu Certificado de Reservista.
À tarde, saio para ir buscar uns documentos no 10º Tabelião, na Rua BOA VISTA, que dizem respeito à escritura do terreno que comprei na VILA ROMANO, em POÁ. Falta pagar a Transmissão Inter-Vivos na Prefeitura, para que se realize a escritura.
Às 16 horas chego em casa e logo mais vou ao CFA. Na última segunda-feira ficou combinado que hoje seriam iniciadas as aulas para os Subtenentes e Sargentos que pretendem entrar no Q.O.A.A. Ali me encontro com os SARGENTOS FERRAZ, LEÃO e outros. Como o CORONEL DIVO BARSOTTI quer a coisa regulamentada e publicada em Boletim Regimental do Centro, ficou acertado para segunda-feira, dia 18, o começo do curso.
Converso no CFA com o atual Comandante da Escola de Oficiais, CAPITÃO ANTÔNIO SILVA, que hoje estava tendo grande trabalho em realizar o treinamento de cento e quarenta e três alunos oficiais do 1º CFO, que no dia 24 do corrente receberão seus espadins. O 2º TENENTE JOÃO NIKOLUK é o instrutor de Ordem Unida dessa turma. Também me encontraria com o CAPÍTÃO WALDEMAR NOGUEIRA e 2º TENENTE MILTON SILVA CALCIOLARI, este último na função de Oficial de Dia.
Em casa passo uma noite boa. Assisto pela televisão a Vigília Cívica “OURO PARA O BEM DO BRASIL”, que está encontrando enorme repercussão em todo o país.  
52 a. do registro dos fatos acontecidos em 14 de maio de 1965 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 11º - DIA 309º - 6 anos e 344 dias na FORÇA PÚBLICA - 356 dias como 2º TENENTE - 503 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Apesar do tempo estar feio, chuvoso, aprecio o mês de maio pela disposição que venho sentindo em seus dias.
Sempre levanto às 5 horas, embarco cedo para o quartel. Hoje viajo com um soldado do Serviço de Transportes e Manutenção, e novas notícias sobre o meu concunhado vou obter dessa praça. O soldado WÁLTER LEME passou a desertor e foi pedida sua exclusão das fileiras da FORÇA PUBLICA. Nesta semana foi ao STM a descarada da amiga do crápula, a NAIR. Prestou queixa do WÁLTER, dizendo que ele a abandonou com um filho. Veja só que situação: o sacripanta deixou a ROSA com cinco filhos e esta outra com um. Um cara desse só mesmo fuzilando. Ainda bem que o PRESÍDIO MILITAR "ROMÃO GOMES" o está esperando. O castigo para esse sujeito veio "a cavalo". Aqui recordo ligeiramente o que me tentou fazer em 1962, para que eu fosse excluído da Escola de Oficiais, inventando uma série de calúnias contra a minha pessoa.
No quartel, procuro acertar a documentação para o movimento de caixa do dia 10 do corrente. A cantina tem sempre um movimento muito grande e isto é que traz toda a dificuldade para nós. Para esse movimento entrará mais de um milhão da receita da Cantina e, ao mesmo tempo, outro milhão despesas. Nestes últimos dias temos muito gasto com o CAPITÃO JOSÉ VICENTE MARINO. Quase toda a hora vem um soldado buscar determinada quantia para comprar algo por ordem desse oficial. Se continuar assim, logo mais não teremos numerário em cofre.
O 1º TENENTE PLÍNIO VAZ contundiu-se num jogo de futebol. Teve engessado um dos pés e responde interinamente pela 2ª Companhia, em face do PLÍNIO ser Comandante dessa subunidade, o 2º TENENTE RUI DARCI VILLELA ALVES COSTA.
Esperava que hoje já tivéssemos uma solução para o "buchicho" do CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS que ontem levou ao conhecimento do Comandante que o Secretário e o Tesoureiro devem concorrer  à escala de Oficial de Dia. No entanto o MAJOR ALOÍSIO BORGES vai estudar a situação na semana vindoura. Desde o tempo do comandante NÓBREGA é que o CAPITÃO JAYR tenta fazer entrar na escala de serviço de Oficial de dia o secretário e o tesoureiro.
Recebo hoje diversos convites para a solenidade de amanhã no CFA, quando serão promovidos a cabos os soldados da atual Escola de Cabos. Comparecem ao BG os soldados ROMEU TOSO, LIMA e outros que amanhã serão cabos. No final do expediente o MAJOR ALOÍSIO BORGES manda-me representar o BG na solenidade.
A semana termina no quartel. Como não dou aulas às sextas-feiras, deixo o BG e retorno ao meu lar, onde chego quase às 14 horas.
Após fazer minha refeição, procuro descansar durante a tarde. Hoje, nesta tarde, temos gostoso sol desanuviando o mau tempo que sempre está atuante nestas datas.
O dia 14 vai terminando no sossego do lar, junto com a família. Leio à noite e ouço muitos programas musicais no rádio.      
51 a. dos acontecimentos em 14 de maio de 1966 (sábado). ANO 16º - MÊS 11º - DIA 308º - 7 anos e 344 dias na FORÇA PÚBLICA - 721 dias como 2º TENENTE - 39 dias na 3ª Companhia do 10º BP.
A semana de atividades na futura 2ª Companhia Independente, que se encerrou ontem, foi de grande importância para os seus destinos. Muito fizemos para que aparecesse a Companhia e que nosso trabalho também surgisse aos olhos da população. Temos muito campo de ação e, caso houvesse recursos, muita coisa ainda poderia ser feita.
Hoje, depois do dever cumprido, quero me dedicar ao lar, um pouco esquecido ultimamente. Assim é que passo o tempo ao lado da família e, mais tarde, às 19 horas, saio com MARIA e nossos filhos. Vamos às solenidades do enlace matrimonial de IRACEMA e JOAQUIM, na Avenida ALBERTINA, nº 91. IRACEMA é aquela moça criada pelo TENENTE EUCLIDES e dona ROSINHA, muito nossa conhecida, pois moramos numa das casas do TENENTE EUCLIDES, durante cinco anos.
Quando chegamos na casa da noiva, o cotejo ainda não tinha retornado da igreja. Esperamos pelo mesmo, andando pela rua que foi nossa durante muitos anos. Revivemos coisas passadas e conversamos com muita gente conhecida.
São quase 20 horas quando chegam os noivos e a comitiva que os acompanharam até à igreja.
A sede do Clube SANTA CECÍLIA enche de gente. A IRACEMA, que trabalhava no bar do TENENTE EUCLIDES é muito conhecida e, pela sua maneira de tratar os outros, é querida do povo. Somente de crianças, passa de cem.
A festa desenvolve-se na casa do TENENTE EUCLIDES, nas dependências do CLUBE SANTA CECÍLIA, e, em todos os lugares, há contentamento pelo feliz evento. Ali converso com o 3º SARGENTO AYRTON GIRALDI, com o SOLDADO JOÃO MARIA MOREIRA e muitos outros conhecidos.
Noto que o TENENTE EUCLIDES envelheceu bastante nestes últimos dois anos. Já não possui aquela fleugma passada. Encontra-se bastante acabado. Sua senhora, dona ROSINHA, também não está boa. Perdeu uma das vistas e ficou com o rosto deformado por um golpe de ar.
Envelhecidas também estão dona JÚLIA e a esposa do SOLDADO PASSARINHO. Fazem dois anos que deixamos aquele local e muitas coisas se transformaram. Crianças cresceram e deixaram de ser crianças, são moços e mocinhas.
Enfim, naquele ambiente, pudemos recordar os anos que moramos na AVENIDA ALBERTINA.
Permanecemos na solenidade até às 22 horas. A única coisa que trouxe alguma confusão foi a mistura de crianças com os adultos. Na hora dos comes e bebes, não sobrou nada. As crianças pareciam piranhas, devoraram tudo.
Em casa, ainda assisto no canal 2 - QUINTA DIMENSÃO.
50 a. do registro dos fatos acontecidos em 14 de maio de 1967 (domingo). ANO 17º - MÊS 11º - DIA 309º - 8 anos e 344 dias na FORÇA PÚBLICA – 151 dias como 1º TENENTE – 404 dias na 2ª Companhia Independente.
Minha esposa vai cedo à casa do SOLDADO TELÍRIO SENA, a fim de ajudar dona YOLANDA a confeccionar o almoço. As crianças ficam comigo e iremos para lá depois do meio-dia.
Quero ouvir o programa SUCESSOS EM REVISTA, mas a BANDEIRANTES transmite um jogo de futebol e não irradia o programa costumeiro. É o TORNEI ROBERTO GOMES PEDROSA em sua última rodada, na fase de classificação. Ontem tivemos CORINTHIANS (campeão do GRUPO A) 1 x SANTOS 1. Nesta manhã jogam: SÃO PAULO x VASCO DA GAMA. Ambas as equipes já estão desclassificadas.
No primeiro tempo, com um jogo fraquíssimo, temos o empate de 0 x 0 até os 45 minutos finais. A partida prossegue fraca, na etapa complementar. O jogo vai até o final sem abertura de contagem.
São 12:15 horas quando chega o SOLDADO TELÍRIO SENA e seu compadre. Levam-me, de Volkswagen, até a casa do TELÍRIO, onde as mulheres já aprontaram o almoço. Conheço o senhor JORGE, homem de negócios, que recentemente vendeu um terreno para o SENA. Ali, na casa do TELÍRIO, tudo transcorre na maior alegria e entendimento. Fala-se que o almoço é em comemoração ao DIA DAS MÃES.
O senhor JORGE é homem viajado, participante de duas revoluções: 1930 e 1932. Conhece bem as coisas de nossa história e conta fatos relacionados com TIRADENTES, TENENTE GALINHA, CABELEIRA, DIOGUINHO e outras figuras, quer heróis ou célebres criminosos. Perdeu vários familiares e hoje vive sozinho, com mais de cinquenta anos. As conversas são interessantes e vão até mais de 16 horas. Deixo a casa do SOLDADO TELÍRIO SENA e retorno à minha, à 16:40 horas.
Agora vou ouvir os jogos finais pelo TORNEIO ROBERTO GOMES PEDROSA. Lá em PORTO ALEGRE, temos GRÊMIO x PORTUGUESA DE DESPORTOS. Nessa partida há um empate de 1 a 1, que classifica o time gaúcho.
O PALMEIRAS, no MARACANÃ, vence o BANGU por 2 a 0 e é o campeão do GRUPO B. A “lusa”, portanto, é desclassificada, muito embora tenha feito bons jogos.
Na televisão, assisto o melhor programa do vídeo: PERDIDOS NO ESPAÇO – filme de ficção científica, contando as peripécias de uma família que se perdeu numa galáxia.
Deito muito cedo. A festa na casa do TELÍRIO deixa-me com uma espécie de torpor, unido ainda ao fato de, no sábado, ter ficado na rua até de madrugada.  
48 a. Nasce a atriz CATHERINE ELISE BLANCHETT, “CATE BLANCHETT”, em 14 de maio de 1969, em MELBOURNE, na AUSTRÁLIA. CATE foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios no Círculo de Críticos de Teatro no mesmo ano: melhor atriz e melhor revelação. Ficou conhecida por seus trabalhos em biografias reais, como a protagonista de “ELIZABETH”, papel que lhe rendeu sua primeira indicação ao OSCAR como melhor atriz, ou a polêmica jornalista irlandesa de “VERÔNICA GUERIN”. Em 2005, ganhou o OSCAR de melhor atriz coadjuvante em “O AVIADOR”. Ela interpreta o papel da amante de HOWARD HUGUES, KATHARINE HEPBURN.
44 a. lançada a estação espacial norte-americana SKYLAB, em 14 de maio de 1973.
38 a. das anotações de 14 de maio de 1979: uma reunião de Comandantes de companhias para reestudo de subsetores no CPC. MAJOR PM NIOMAR, CAPITAO PM TERRA e oficiais P3 das áreas preocupados com PONTOS SENSÍVEIS. O choque não participa dessa reunião.
CORONEL PM RIGONATTO fala que a Demonstração de Material à 2ª Divisão do Exército não será realizada no dia 17 e sim na próxima segunda-feira, dia 21. A Minuta da Nota de Serviço sobre a Demonstração de Material está sendo preparada.
Reunião no CPChq: MAJOR PM NIOMAR CYRNE BEZERRA, CAPITÃO PM ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, CAPITÃO PM CAMARGO, 1º TENENTE PM NAKAHARADA, 1º TENENTE PM PESSIN.
O Acordo entre Empresários e Trabalhadores do ABC é realizado. A greve dos professores chega ao final.
XÁ REZA PAHLEVI condenado à morte no IRÃ.
Encontra-se em BRASÍLIA o vice-presidente do IRAQUE.
Está em vigor a Lei Orgânica da Magistratura.
Ex-ministro SEVERO GOMES, ex-deputado PAULO KOBAYASHI e vereador SAMPAIO DÓRIA passam da ARENA para o PMDB.
Realização da passeata “MARCHA PELA EDUCAÇÃO E SAÚDE”.
31 a. morre DAVID HEARST, magnata dos ESTADOS UNIDOS, em 14 de maio de 1986.
30 a. das anotações de 14 de maio de 1987: logo cedo vem me visitar o Senhor SEVERINO DOS SANTOS, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Esteve na solenidade de 7 de maio e se ligou ao nosso batalhão. Fala de seu pai, ex-comandante da extinta Guarda Civil, quando de sua criação (foi o terceiro comandante).
O Centro Social dos Cabos e Soldados pede o CABO PM VIANA para ficar à disposição da Entidade. É um pedido do presidente, CABO PM WALFREDO.
Estou organizando tudo para o MAJOR PM DÁRCIO FERNANDES assumir o Comando Interino do 2º BPChq na segunda-feira, dia 18. Está difícil me acostumar com a idéia de passar a adido ao CAES para freqüentar o CSP 87. CAPITÃO SILVA e oficiais do reservado almoçam no quartel, comigo. Depois irão visitar parentes do DANIEL, na Rua SANTA CLARA.
JORNAL DA TARDE: Fraude e corrupção na Ferrovia de SARNEY. A concorrência para a construção da ferrovia NORTE-SUL foi cancelada.
Ontem, BARBIE abandonou o tribunal. Não irá mais às audiências.
Recebo um representante do Frigorífico BORDON. Vem pedir policiamento para jogos de futebol de salão.
18 horas: missa de sétimo dia em intenção da alma do CABO PM CLAUDINER PAVAN PINHABEL, na Capelania SANTO EXPEDITO. O CAPITÃO PM Capelão reza essa missa. O TENENTE-CORONEL PM MENDES, comandante interino do CPChq, comparece nessa missa, prestigiando a minha Unidade.
O CORONEL PM Res NEWTON PEREIRA DA SILVA assume a Presidência do CLUBE DOS OFICIAIS.
Comemoramos os 42 anos do TENENTE-CORONEL PM EDISON TAVARES.
Passo pela Rua SANTA CLARA, onde estão meus oficiais. Vou buscar LUCINDA em GUARULHOS. Comparecemos na Pizzaria DI NINOTA, na Rua GABRIEL PIZZA, 312. Ali, participamos de um jantar em homenagem ao MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO. Estão presentes: MAJOR PM DÁRCIO FERNANDES, CAPITÃO PM GÉRSON REZENDE, CAPITÃO PM NÉDSON, TENENTES PM SANCHEZ, DEPIERI, SIDNEY, HAMILTON, LEME, VALENTIM e EDGARD. Lá ficamos até 22 horas. LUCINDA ainda enfrenta a gripe, mas fez questão de participar desse jantar. Essa gripe causou-lhe algumas feridas na boca.
Chuvas e mortes em SÃO JOAQUIM, SANTA CATARINA. 1.220 desabrigados. Seis pessoas morrem.  
30 a. morre RITA HAYWORTH, atriz norte-americana, em 14 de maio de 1987, aos 68 anos, em NOVA YORK. Talvez tenha sido a maior estrela e símbolo sexual dos anos 1940. Sofria do MAL DE ALZHEIMER, espécie de demência precoce, que a fez perder totalmente a memória e a fala. RITA se casou cinco vezes, entre elas com o cineasta ORSON WELLES e com o príncipe muçulmano ALY KHAN. Ficou famosa pelo seu papel no filme “GILDA”, em 1946.
28 a. eleições presidenciais na ARGENTINA: CARLOS SAÚL MENEM obtém maioria absoluta dos votos em 14 de maio de 1989. 
27 a. da visita dos oficiais do CPAM-4 à INDÚSTRIA PILOT, em 14 de maio de 1990.
26 a. JIANG QING (77 anos), viúva de MAO TSE-TUNG, se enforca em sua residência em PEQUIM, onde cumpria prisão perpétua como instigadora da Revolução Cultural, em 14 de maio de 1991.
25 anos e cinco meses que estou na RESERVA, desde 14 de dezembro de 1991.
25 a. falece o poeta, ensaísta e tradutor paulista PÉRICLES EUGÊNIO DA SILVA RAMOS, em 14 de maio de 1992. A edição do JORNAL DA TARDE dava detalhes da greve dos motoristas de ônibus que paralisava a cidade. Os condutores buscavam reajuste salarial. Também foi destaque a feita de tecnologia que acontecia no ANHEMBI onde os bips e pagers eram a grande novidade. Além disso, no suplemento da moda, as calças de veludo eram apontadas como a aposta do inverno.
24 a. falece o empresário dos jornais americanos WILLIAM ROBERT HEARST JÚNIOR, em 14 de maio de 1993.
24 a. da decretação da prisão preventiva de 14 chefes do jogo de bicho no RIO pela juíza-substituta da 14ª Vara Criminal, DENISE FROSSARD. Eles foram algemados na própria sala de audiências e em seguida levados para o xadrez. A prisão de um soldado da PM, que fazia a segurança de PAULO DE ANDRADE, filho de CASTOR DE ANDRADE, conhecido como um dos contraventores mais importantes do BRASIL, levou a juíza a prender toda a cúpula do jogo do RIO. Foi a primeira vez que os banqueiros do jogo do bicho receberam ordem de prisão. Em 1968 eles foram levados para o Presídio da ILHA GRANDE, mas por força da legislação de exceção do regime militar. Em 14 de maio de 1993.
23 a. da morte de centenas de somalis, fugindo da guerra civil, quando o campo de refugiados em que se encontravam no IÊMEN foi pego no meio de um fogo cruzado entre as facções iemenitas em luta. Entre 400 a 450 pessoas foram mortas no campo, lotado com mais de l0 mil desabrigados. Mais de 600 deles ficaram feridos nos combates de 4 de maio de 1994, que marcaram o início da guerra civil no IÊMEN, depois de 4 anos de uma conflituosa união entre o norte e o sul, formalmente separados. Em 14 de maio de 1994.
21 a. de um terremoto em BANGLADESH, com centenas de mortos e milhares de feridos, em 14 de maio de 1996.
20  a. transf. reserva Cel. GUARACIABA DE AGUIAR, em 14 de maio de 1997. Ele ingressou na antiga Força Pública em 16 de fevereiro de 1963. Saiu ASPIRANTE A OFICIAL em 24 de agosto de 1968. Foi promovido a 2º TENENTE em 24 de maio de 1969; 1º TENENTE em 24 de maio de 1975; CAPITÃO em 25 de janeiro de 1979; MAJOR em 24 de maio de 1986; TENENTE-CORONEL em 25 de agosto de 1990. Não tenho a data de sua promoção a CORONEL. Outras anotações nesta data: nesta quarta-feira estou completando 5 anos e 4 meses na reserva. No COP, mantenho uma palestra de algumas horas com NÍCOLAS, HILL, CHRISTIAN, JOHANNES, MICHEL, ADRIANO, GONZALEZ e MARINO, que se inscreveram antecipadamente. Discuto com eles a Municipalização da Polícia Militar; absorção da PCIVIL pela PMIL, Globalização do crime, principalmente com o amplo comércio das drogas. A palestra é interrompida por uma senhora que conta uma historia triste e seu filho veio para SÃO PAULO (morava na BAHIA) há seis anos. Um ano depois recebeu uma notícia de que ele havia sido assassinado. No DIA DAS MÃES recebeu um telefonema dizendo que esse filho estaria vivo e preso. Quer ela que eu descubra a verdade. Enquanto isso CARBAIA e ALZENIR estão dando aula no CARREFOUR.
No MMDC, trato da reunião da Diretoria Executiva marcada para amanhã. Além desse problema mantenho contato, via fax, com Associações sobre a data de 23 de maio. O CORONEL CANAVÓ interrompe meu serviço para “meter o pau” no presidente FHC. Da 5ª Seção EM-PM recebo notícia, via fone, que estão sendo expedidos os convites para as autoridades quanto à missa de 23 de maio e também sobre uma apresentação da Banda de Música no IBIRAPUERA em 25 de maio (domingo), relembrando o 23 de maio. Deixo o MMDC às 16 horas. A temperatura cai muito nesta tarde.
O austríaco THOMAS MUSTER perdeu para o australiano SCOTT DRAPER no ABERTO DE TÊNIS DE ROMA. No ABERTO DA ALEMANHA a alemã STEFFI GRAF vence a romena RUXANDRA DRAGOMAR.
Está sendo julgada PAULA THOMAZ, co-autora do crime de DANIELLA PEREZ.
19 a. falece o ex–árbitro de futebol DULCÍDIO WANDERLEY BOSCHILIA, em 14 de maio de 1998. Outras anotações nesta data: um bebê morreu e 120 famílias ficaram desabrigadas em conseqüência de um incêndio que destruiu parte da favela localizada embaixo da ponte do TATUAPÉ. Também um incêndio em GUARULHOS, no Centro, destruiu a Loja de Móveis FENÍCIA, na Rua CAPITÃO GABRIEL.
Em GUARULHOS, na confluência da Rua TIRADENTES com BRIGADEIRO FARIA LIMA, máquinas trabalham na canalização do CÓRREGO DOS CAVALOS. Um cheiro fétido de lodo empesteia aquela região, vizinha ao Posto de Gasolina SHELL, do qual sou freguês.
No MMDS, nesta quinta-feira, comentamos a ameaça subterrânea causada pelo lixo atômico. PASSOS e ALZENIR estão dando aula no CARREFOUR. Já na Sociedade Veteranos de 32-MMDC continuo mandando, via fax, convites para a missa de 23 de maio, principalmente para as associações militares.
O CLUBE PIRATININGA mantém contato com o CORONEL ARY CANAVÓ. Quer ele desenvolver um evento noturno, na sede do Clube, sobre o MMDC. O CORONEL CANAVÓ inventa colocar castiçais na PRAÇA DA REPÚBLICA Quem irá arrumar isso? Quem policiará o local? A PM não quer esse evento.
HERBERT LEVY, provecto senhor de 87 anos, um nome nacional, diz, por telefone, ao CORONEL CANAVÓ, que pediu cem mil reais ao governador MÁRIO COVAS para o MMDC.
Faleceu hoje o polêmico ex-árbitro de futebol DULCÍDIO WANDERLEY BOSCHILIA, aos 60 anos de idade, vítima de câncer raro, o lipossarcoma de retroperitôneo, que estava alojado entre os rins e a coluna. Ele chegou a passar por uma cirurgia, na qual o tumor foi retirado. O câncer, no entanto, voltou a se desenvolver. O ex-árbitro morreu sem realizar o seu maior sonho, ser árbitro internacional da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Ele apitou seu primeiro jogo como juiz principal em 1966 e deixou os quadros da Comissão Brasileira de Árbitros de Futebol em 1989 por ter atingido a idade limite, sem ser escolhido para o cargo que almejou. BOSCHILIA apitou o polêmico jogo final do Campeonato Paulista de 1977 entre CORINTHIANS e PONTE PRETA, quando a equipe do PARQUE SÃO JORGE venceu, após 23 anos sem títulos. Na ocasião, ele expulsou o jogador RUI REI, do time de CAMPINAS,e, meses depois, foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva por ter agredido o zagueiro POLOZZI, da PONTE, no mesmo jogo. Esta partida ainda renderia polêmica em 1980, quando ele afirmou ao presidente do CORINTHIANS, VICENTE MATHEUS, que tentaram suborná-lo. No ano seguinte ele denunciou outra tentativa de suborno, envolvendo uma funcionária da Federação Paulista e um empresário. Ex-policial civil e militar, BOSCHILIA era casado com LILIANA ROMANO, sua terceira mulher.
FLÁVIO CONCEIÇÃO não irá participar da COPA DO MUNDO. Foi cortado da seleção por contusão. Entra em seu lugar o lateral-direito do SÃO PAULO, ZÉ CARLOS.
A INDONÉSIA vive sua pior crise econômica em três décadas. Durante os saques nos últimos 3 dias vinte pessoas foram mortas ou desaparecidas. O presidente SUHARTO, de 76 anos, antecipou seu retorno de uma viagem oficial ao EGITO para se encontrar em JACARTA com chefes militares e governamentais, que até o momento o apóiam. Tanques e veículos blindados transitam por JACARTA.
Nesta noite, em casa, nada mais se pode fazer após o JORNAL NACIONAL da GLOBO. Falta luz elétrica nas casas do nosso bairro. O jeito é deitar mais cedo. Mas tivemos pela COPA DO BRASIL: PARANÁ 0 x SANTOS 1 e VITÓRIA 1 x CRUZEIRO 0.     
16 a. do incêndio que destruiu parte da favela localizada embaixo da Ponte do TATUAPÉ e do incêndio que destruiu a LOJA DE MÓVEIS  FENÍCIA, no CENTRO DE GUARULHOS. Em 14 de maio de 1998.
19 a. falece FRANK SINATRA em 14 de maio de 1998. Ele surgiu para a música na era do swing, entre os anos 1930 e 1940, ajudou a definir um paradigma de interpretação nos anos 1940 e 1950, sobreviveu à febre do rock´n´roll dos anos 1950 e 1960 e continuou no alto do pódio até o final. Ele gravou seu primeiro hit em 1940 e esse hit continua tocando horrores até hoje. “Você tem de amar a vida, baby, porque morrer é um pé no saco”, dizia SINATRA, um de boutades preferidas.
Nascido em HOBOKEN, NEW JERSEY, em 12 de dezembro de 1915, SINATRA viveu bem, viveu bastante, viveu glamoriosamente e sua hegemonia dura muito. Ele tinha seu talento, seu carisma e sua voz, mas ele também tinha personalidade, calor, paixão. Ele não terá substituto, disse o presidente francês, JACQUES CHIRAC. SINATRA gravou muitos duetos, um deles com seu grande amigo brasileiro, TOM JOBIM, na interpretação cortante de THE GIRL FROM IPANEMA, que SINATRA adorava. Sua relação com nosso País era de franca simpatia. Em janeiro de 1980, o publicitário brasileiro ROBERTO MEDINA (que realiza o ROCK IN RIO), então jovem e sem dinheiro, conseguiu a façanha de convencer SINATRA a vir ao BRASIL e cantar no MARACANÃ lotado, num show histórico.  
18 a. das anotações feitas em 14 de maio de 1999 (sexta-feira). O frio que chega nesta altura do mês de maio não agrada. Agasalhado, vou para a cidade e não tiro o mesmo durante o transcorrer da data. Estou preocupado com a solenidade de 23 de maio. Mando convite para alguns conhecidos e encaminho, via fax, para o TENENTE PM BARRETO, da 5ª EM/PM, a relação dos novos sócios (conforme as propostas de admissão preenchidas na reunião do NACIONAL CLUBE, em 11 de maio de 1999.
O CORONEL ARY CANAVÓ é uma incógnita. Não o vi nesta semana. Não sei quais são suas artimanhas após a derrota de 28 de abril. Ele sempre apresenta situações esdrúxulas.
CORONEL PM RENALDO telefona-me para tratar do assunto de um computador para o MMDC. Depois o TENENTE PM MAGRI complementa essa questão e promete o aparelho para os próximos dias.
Nesta noite, assisto a derrota do PALMEIRAS, no MARACANÃ, frente ao FLAMENGO, por 2 a 1. O jogo é válido pela COPA DO BRASIL.
O CORONEL PM ANTÔNIO CHIARI, atual Comandante do CPA/I-7 – SOROCABA, foi assaltado hoje na região da LUZ. O oficial estava num táxi parado na Avenida do Estado, LUZ, quando dois ladrões de moto o atacaram. Ele foi obrigado a entregar sua bolsa com talão de cheques, documentos e 3 mil reais. O coronel não teria tentado reagir. CHIARI estava à paisana, os bandidos não perceberam que estavam roubando um policial. O oficial é o atual Comandante do Comando de Policiamento de Área do Interior 7, que coordena a região de SOROCABA.    
17 a. falece KEIZO OBUCHI, ex–primeiro-ministro do JAPÃO, após permanecer seis semanas em estado de coma por causa de um derrame sofrido em 31 de março de 2000. Em 14 de maio de 2000.

ACONTECEU EM 14 DE MAIO DE 2001 : -    SEGUNDA-FEIRA
CINE SALA BRASIL, na TV BANDEIRANTES : -
SE SEGURA MALANDRO - HUGO CARVANA faz o radialista que tem como slogan o nome do filme, meio pirado, apronta inúmeras atrapalhadas. Enquanto ele irradia os casos que vão acontecendo, as cenas focalizam as ocorrências: um funcionário, ao completar trinta anos de serviço, endoidece, e, dentro de um elevador, faz reféns, encostando um canivete no pescoço de uma senhora idosa (HENRIQUETA BRIEBA). O funcionário doido é interpretado por LUTERO LUIZ. CLÁUDIO MARZO interpreta um ladrão esportista, que, sempre correndo, com trajes apropriados pratica seus roubos. LOUISE CARDOSO faz o papel de uma jovem esposa de um filho de milionário, que quer ver o filho progredir sozinho na vida. Casados, vão morar numa favela, embora o pai do rapaz seja milionário. Também há a personagem folclórica de uma repórter, sempre andando de bicicleta, que procura irradiar dos locais dos acontecimentos, como é o caso dos reféns no elevador. O filme é de 1977.

Tal como aconteceu no ano passado, CRISTIANO e LUZ fazem uma explanação minuciosa do estágio a que se submeteram na PMBA. Acontece que não vejo grande proveito nisso. Além do mais, empregaram mal o dinheiro reservado para esse fim.
O frio é terrível nesta manhã. Chega a 12 graus. O pior é o chuvisqueiro. Curtindo ainda uma gripe, tenho alguma dificuldade para desempenhar o meu serviço.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC vamos iniciar uma semana decisiva para deixar tudo em ordem com relação ao DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA – 23 DE MAIO.
O advogado CARRARO, conselheiro da Sociedade, conversa comigo sobre a suspensão de 90 dias de REGINA CELENTANO. A punição teve início em 7 de abril. Trouxe consigo um amigo que tem uma agência de viagens. Conversa conosco sobre alguns coronéis reformados da PM: CAROLINO, PÉRSIO NEBÓ e OTÁVIO CRUZ.
Vou até a CLÓVIS ALFAIATE. Ele está aprontando um terno azul escuro. Hoje é feita a prova. Deverá ficar pronto na semana que vem.
Pouca coisa desenvolvemos no MMDC. Com frio e gripe retorno logo a GUARULHOS. O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES telefona-me. Comunica-me o falecimento do atual Comandante do Exército Constitucionalista, o ex-combatente JOSUÉ PEDRO CYRINO. Morreu na madrugada do domingo. Foi enterrado no mesmo dia. O MENDES representou o MMDC.
Cumprimentamos o nosso companheiro de bancos escolares da Academia, CORONEL PM LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO ROCHA. Atinge ele os 61 anos, mora em RIBEIRÃO PRETO.
LUCINDA fala sobre a doença do seu irmão MANECO. Na chapa tirada aparece a bala no fígado que ele tem desde a tragédia de 1975. Ainda não se tem certeza quanto a operação para extrair o projétil. O tiro foi-lhe dado pela própria mãe, dona ESMERALDA, na defesa da honra da DORA, que depois se casou com JOSÉ, irmão do MANOEL.

FALECEU O DIRETOR DE CINEMA ITALIANO MAURO BOLOGNINI, aos 78 anos. Um filme famoso dirigido por ele, é o BELO ANTÔNIO com MARCELLO MASTROIANNI. Dirigiu 42 longas metragens. Estreou em 1953 como CI TROVIAMO IN GALERIA, com ALBERTO SORDI e SOPHIA LOREN. Encerrou a carreira em 1987 com GLI INDIFERENTI. Outros filmes: A LONGA NOITE DE LOUCURAS, CARTUXA DE PARMA, A DAMA DAS CAMÉLIAS, AGOSTINO.
 
FALECEU O ARQUITETO BRUNO DUCATI. Com seus dois irmãos, ADRIANO e MARCELLO, e seu pai, ANTÔNIO, ele fundou a fábrica de motocicletas que leva o sobrenome da família. Aos 96 anos, de causas não divulgadas, em BOLONHA.

2 002 :  -    TERÇA-FEIRA
MARLENE está muito ruim com um dente inflamado. Sem dinheiro, porque mandou o “marido embora, não tem condições de pagar o dentista”. LUCINDA deverá ajudá-la nessa situação; outro problema da MARLENE, que gosta muito de animais, é a doença ruim que faz a cadela NEGUINHA sofrer; MARLENE pensa em sacrificá-la.

No MMDS, na reunião costumeira dos oficiais, chegou-se à conclusão que as retiradas consecutivas de pequenas somas do caixa, por dezenas de vezes, levou a Instituição à situação de inadimplência. Uma comissão, chefiada pelo CARBAIA, deverá apresentar a melhor solução para resolver esse impasse.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vamos passar uma tarde agitadíssima. Temos de atender inúmeros telefonemas, todos em redor do debate na Câmara Municipal em 15 de maio, da manifestação marcada para 17 de maio, na área do TÚNEL 9 DE JULHO, das solenidades marcadas para 23 de maio, principalmente.
Com a chegada do GENERAL DE BRIGADA EUCLYDES BUENO FILHO, do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, do Coronel PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, do Coronel RENALDO ALVES DA SILVA e do Coronel ANTÔNIO CARLOS MENDES, quase nada podemos fazer porque reunimo-nos para discutir a reforma do MONUMENTO-MAUSOLÉU. Isso vai terminar quase às 17horas.
Em seguida, sou convidado por oficiais do MMDS para tomar um café e tratar mais a sério a situação financeira da Instituição. Logo mais, viajando de metrô, desço na Estação SÃO JOAQUIM e, a pé, vou até a rua 13 de MAIO, 560, na TRATORIA DA CONCHETA, a fim de participar de uma reunião, com início às 20 horas. Tratamos do debate na Câmara Municipal, amanhã, com as seguintes pessoas: ÁLVARO LEANDRO NUNES DA CUNHA, do gabinete do vereador RAUL CORTEZ; MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM; NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, do Instituto Histórico e Geográfico; CECÍLIA DE MORAES; MARIA IRACI MACEDO; MÁRCIA M. REBOUÇAS, do Instituto Biológico; MARTA MAIA BRÁGGIO, também do Instituto Biológico; WÁLTER TAVERNA, presidente da SODEPRO; LUIZ SÉRGIO CARRARO, conselheiro do MMDC. Por volta das 21:30 horas, deixo a TRATORIA DA CONCHETA, pois tenho de tomar o metrô na Estação SÃO JOAQUIM e uma VAN – expresso COCAIA, retornando à minha casa.
LUCINDA conta-me que o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR teve de socorrer sua irmã, a MARLENE, até o PRONTO SOCORRO do município porque a dor de dente dela mexeu até com o cérebro, deixando-a “pirada”.

Na igreja SANTA TEREZINHA, foi rezada a missa de 7º dia por intenção da alma de dona OLÉSIA DOS SANTOS PINHO, mãe do nosso companheiro de bancos da ACADEMIA MILITAR DO BARRO BRANCO, Cel. PM MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO.

TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA : -
CORONEL FERNANDO DE PAULA LIMA JÚNIOR (número um do almanaque dos oficiais). Nasceu em 4 de julho de 1946. Entrou na Força Pública em 9 de março de 1966. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de agosto de 1970. PROMOÇÕES – 2º Tenente – 15 de dezembro de 1970; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1975; Capitão – 15 de dezembro de 1982; Major – 24 de maio de 1989; Tenente-Coronel -       ;
Foi promovido a CORONEL em 24 de maio de 1997.
     
MORREU hoje o ambientalista JOSÉ LUTZENBERGER, de 75 anos, às 11:20 horas, de parada cardíaca. Ele havia sido internado no dia anterior com um quadro de insuficiência respiratória no pavilhão Pereira Filho da Santa Casa de Misericórdia de PORTO ALEGRE, onde faria exames. O pneumologista BRUNO PALOMBINI, que tratava LUTZENBERGER, disse que ele sofria de lesão no miocárdio e de um problema respiratório causado pelo tabagismo – ele foi fumante entre os 16 e 50 anos.
O ministro do MEIO AMBIENTE, JOSÉ CARLOS CARVALHO divulgou uma nota em nome do governo: ”Lamentamos o falecimento do ambientalista JOSÉ LUTZENBERGER, homem que se dedicou à defesa do meio ambiente. Devemos seguir seu exemplo, fazendo do nosso dia – a – dia uma busca permanente de novas ações capazes de assegurar respeito à nossa fauna e flora”.
Engenheiro agrônomo nascido em PORTO ALEGRE, LUTZENBERGER criou em 1987 a FUNDAÇÃO GAIA, entidade que presidia, voltada a projetos de agricultura orgânica, educação e consultoria ambiental. LUTZENBERGER ficou conhecido nacionalmente por sua atuação como secretário especial do MEIO AMBIENTE, cargo para o qual foi nomeado em 1990 pelo então presidente FERNANDO COLLOR DE MELLO e que ocupou por dois anos.

Policiais civis do ESPÍRITO SANTO entraram hoje em greve. Eles fizeram piquete em frente à Chefatura de Polícia Civil e decidiram manter a paralisação, apesar de uma decisão judicial que considerou o movimento ilegal e definiu multa de dez mil reais por dia parado. Os policiais capixabas querem 38% de reajuste, a regulamentação da lei de aposentadoria e o cumprimento de decisões judiciais que beneficiam a categoria.

No primeiro dia do julgamento dos oficiais acusados pelo massacre de 19 sem–terra em ELDORADO DO CARAJÁS (PA), em 1996, o coronel da PM MÁRIO COLARES PANTOJA, que comandou a operação, afirmou que a ordem de desocupar a estrada PA-150, interrompida pelo Movimento dos SEM-TERRA, partiu diretamente do governador do Estado, ALMIR GABRIEL. PANTOJA disse que foi obrigado a cumprir a ordem, mesmo sem ter estrutura para ações desse tipo. No seu interrogatório inicial, PANTOJA afirmou que, na época, disse ao então comandante da Polícia Militar do PARÁ, coronel FABIANO LOPES, que sua tropa não tinha estrutura para enfrentar a ação. Mas, mesmo assim, LOPES teria lhe dito que era uma ordem do governador e ele tinha que cumprir. “Eu falei ao coronel LOPES que era uma missão de risco, pois o batalhão de MARABÁ não tinha os equipamentos necessários para resolver aquela situação. Ele me disse: (Dois palavrões) vai, é uma determinação do governador e você tem que cumprir”, disse PANTOJA.

LULA DISPARA E VAI A 43%; SERRA DESPENCA 5 PONTOS. Pesquisa DATAFOLHA realizada hoje revela que o candidato do PT cresceu onze pontos percentuais e saltou de 32% para 43%. Já JOSÉ SERRA sofreu queda de 22% para 17% e encontra-se em situação de triplo empate técnico no segundo lugar. GAROTINHO oscilou de 16% para 15% e CIRO GOMES variou de 13% para 14 %.

INVESTIGADOR MATA DOIS LADRÕES PARA SALVAR A FAMÍLIA E É MORTO: BENEDITO VALENTIM, 53 anos, dormia quando ÂNDERSON CARVALHO pulou o muro da casa e rendeu sua mulher. O policial e seus três filhos acordaram. O bandido exigia jóias e dinheiro. O investigador disse que não tinha e tentou tirar-lhe a arma. Um segundo bandido entrou na casa atirando. VALENTIM acertou os dois, mas também levou dois tiros e veio a falecer. 

O Tribunal de Justiça de SÃO PAULO julgou que CLEIDE LOURDES AGUIAR, viúva de AMADOR AGUIAR, o fundador do GRUPO BRADESCO, deve herdar a herança de 800 milhões de dólares. CLEIDE e AGUIAR foram casados por um ano, com separação de bens. O banqueiro nomeou a esposa sua herdeira universal quinze dias antes de morrer.

Os assassinos da atriz DANIELLA PEREZ, GUILHERME DE PÁDUA e PAULA THOMAZ, foram obrigados pelos desembargadores da 7ª Câmara Cível a pagar cem mil reais de indenização à novelista GLÓRIA PEREZ, e a mesma quantia ao viúvo, o ator RAUL GAZOLLA.

Foi libertado o dentista MÁRIO AUGUSTO FAVARATO RUY, de 22 anos, sobrinho do governador capixaba, JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA. Ele foi seqüestrado no ESPÍRITO SANTO no dia 25 de abril por uma quadrilha chefiada pelo primo ROGÉRIO FAVARATO e um vizinho. Peregrinou por quatro cativeiros e foi solto em SÃO PAULO sem pagamento do resgate, depois que a polícia prendeu dez dos dezoito integrantes da quadrilha.

2 003  :  -
O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO convida Vossa Senhoria, familiares e amigos para a sessão cultural “EDUCAÇÃO NA MAIORIDADE”, por ANTÔNIO JORDÃO NETTO, FAUZE SAADI e LUIZ FRETAG.
DIA 14  DE MAIO, QUARTA-FEIRA, 16 HORAS
RUA BENJAMIN CONSTANT, 158. SÃO PAULO
                                  ASS.      NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS
                                                                       PRESIDENTE 

Conseguimos, mais uma vez, equilibrar as contas do MMDS. Os oficiais são alertados para o perigo de ficarmos inadimplentes no Banco e impedidos de ter conta bancária em nova da nossa Associação.
Na Sociedade, aonde chego antes das 14 horas, perco um bom tempo atendendo alunos da UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE – que vêm buscar dados para trabalhos sobre o Movimento Constitucionalista de 32. Depois da reunião de ontem, coube a mim a incumbência de minutar as cartas para PAULO BOMFIM, para os comandantes das Forças Armadas em SÃO PAULO – COMANDO SUDESTE, IV COMAR e 6º DISTRITO NAVAL, bem como para os jornais. Consigo apenas elaborar a carta para o conselheiro PAULO BOMFIM. Recebo as visitas do Professor EGBERTO MAIA LUZ, tenente GIAQUINTO (da 2a. Seção do Estado-Maior), além de telefonemas diversos. O CORONEL MENDES ajuda-me. Telefonamos para o nosso companheiro de Escola de Oficiais, o CORONEL Res. LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO ROCHA, residente em RIBEIRÃO PRETO, que hoje está completando 63 anos de idade.

Nesta noite, o CORINTHIANS perde para o RIVER PLATE por 2 a 1, no MORUMBI, e dá adeus ao sonho da conquista da TAÇA LIBERTADORES. Mesmo tendo saído na frente no placar, com gol de LIÉDSON, o time do técnico GENINHO se deixou levar pelo nervosismo e permitiu a virada da equipe argentina na etapa final.

O taxista RUI NELSON DE MOURA JÚNIOR, 27 anos, ficou preso na grade do alambrado do estádio do MORUMBI durante a partida do CORINTHIANS e RIVER PLATE. O torcedor sofreu perfurações no baço, no intestino e na perna esquerda ao tentar pular de um setor para outro.

GUSTAVO KUERTEN venceu o russo NIKOLAY DAVYDENKO no MASTERS SERIES DE HAMBURGO e passou para as oitavas-de-final da competição. Agora, pegará amanhã o sul-africano WAYNE FERREIRA.

O diretor do LABORATÓRIO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA do INCOR, cardiologista GIOVANNI BELLOTTI, morreu hoje, aos 64 anos. Ele era também professor da Faculdade de Medicina da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, na área de cardiologia. BELLOTTI participou da equipe de especialistas que atendeu o governador MÁRIO COVAS entre 1998 e 2000. Entre seus pacientes estavam ainda vários políticos como o ex-presidente JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO e os senadores ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, JOSÉ SARNEY e ROSEANA SARNEY. Será enterrado no Cemitério do MORUMBI. 

O investigador MILTON ALVES DA SILVA, com mais de 30 anos de Polícia Civil, foi preso sob a acusação de tirar dez quilos de cocaína do cofre onde é guardada a droga apreendida pelo DENARC. SILVA disse que passa por dificuldades financeiras e, por ter um familiar adoentado, levou a droga para casa.
O PM CÉSAR AUGUSTO PEREIRA, da 6ª Companhia do 4º BPMM, foi baleado hoje, às 15 horas, quando estava em seu carro com a namorada, ELIANE APARECIDA VAZ, no MORRO GRANDE, zona norte. Três homens dispararam vários tiros contra o PM. Segundo a polícia, os homens já o aguardavam dentro de um FORD KA, roubado. A primeira hipótese é de tentativa de assalto, mas a namorada do PM é suspeita. ELIANE não sofreu ferimentos e os policiais afirmam que um dos criminosos é ex-namorado dela.

Encontradas mortas no meio de um canavial no município de IPOJUCA – a 47 km do RECIFE – as adolescentes TARSILA GUSMÃO VIEIRA DE MELO e MARIA EDUARDA DOURADO foram executadas com tiros na cabeça, provavelmente no próprio local onde foram encontrados seus cadáveres. As estudantes tinham 16 anos, pertenciam a famílias abastadas do RECIFE e seus corpos foram enterrados hoje sob forte comoção no cemitério de SANTO AMARO. A demora na descoberta dos corpos dificultou o trabalho dos médicos legistas. Há apenas indícios de que elas tenham sido violentadas. As meninas foram alvejadas por cinco vezes com tiros de revólver de calibre 38. TARSILA tinha uma perfuração no crânio, outra na mandíbula esquerda e uma terceira na mão esquerda. Já EDUARDA levou dois tiros: um na testa, e outro que atingiu o maxilar direito e o olho esquerdo. As meninas foram achadas despidas, e uma delas estava com a calcinha arriada.

O tiro que feriu gravemente a estudante LUCIANA GONÇALVES NOVAES, 19 anos, na Universidade ESTÁCIO DE SÁ, no dia 5 de maio, foi disparado por um policial que estava dentro do campus. A conclusão é da cúpula da Secretaria de Segurança Pública do RIO, a partir de informações coletadas pelos responsáveis pelo inquérito. Não se sabe ainda se esse policial é civil ou militar. Ele vestia roupas civis e baleou a estudante por engano. Tentava atirar em um traficante do morro do TURANO que, armado, invadira o campus.
A polícia descobriu que as imagens mais importantes para desvendar o mistério em torno do tiro foram substituídas por pessoas com acesso à sala de monitoramento das câmeras. Dez minutos de imagens de duas câmeras próximas ao local onde a aluna caiu baleada foram trocadas por imagens dos cinco minutos anteriores.
  
Depois de 24 horas de incertezas e indefinições, o peronista CARLOS MENEM finalmente acabou com o suspense no final da tarde e renunciou ao segundo turno da eleição presidencial argentina, que estava prevista para domingo, dia 18 de maio. Com a decisão, seu adversário, o também peronista NÉSTOR KIRCHNER, será automaticamente declarado presidente pela Assembléia Legislativa no próximo dia 25. NÉSTOR KIRCHNER, o futuro presidente da ARGENTINA, classificou a renúncia de CARLOS MENEM como produto “de seu último rosto, o da covardia, e do seu último gesto, o da fuga”. “Foi um duro golpe na democracia”, acusou KIRCHNER em entrevista num hotel de BUENOS AIRES. “MENEM roubou do povo o direito à cidadania”.

Um novo atentado suicida deixou 30 mortos e dezenas de feridos na CHECHÊNIA, no segundo ataque do gênero na república separatista em três dias. Uma mulher-bomba detonou os explosivos presos a seu corpo no meio da multidão de muçulmanos reunida para uma celebração religiosa, nas proximidades de GROZNY, capital da CHECHÊNIA. O Governo russo acredita que o alvo do ataque era o chefe da administração chechena leal a MOSCOU, AJMAD KADYROV, que estava no local no momento da explosão.

FALECEU o ator ROBERT STACK, que ficou famoso por interpretar o agente ELIOT NESS na série de TV “OS INTOCÁVEIS”. Foi vítima de insuficiência cardíaca, aos 84 anos, em LOS ANGELES. STACK ganhou em 1 956 uma indicação ao OSCAR de melhor ator coadjuvante por “PALAVRAS AO VENTO”, de DOUGLAS SIRK, e teve a popularidade renovada ao atuar no besteirol “APERTEM OS CINTOS, O PILOTO SUMIU!”, de 1980. O ator viveu ELIOT NESS em “OS INTOCÁVEIS” de 1959 a 1963, papel pelo qual ganhou o prêmio EMMY.  ROBERT STACK nasceu em 13 de janeiro de 1919.

DEVOLVIDOS a carteira e o dinheiro do presidente da COLÔMBIA, ÁLVARO URIBE, que os havia perdido na véspera, durante uma solenidade. Um homem achou os documentos e usou os cartões de crédito e débito de URIBE para sacar 4.200 dólares. Ao descobrir que a vítima era o presidente, ele resolveu devolver o dinheiro. ÁLVARO URIBE não quis processar o ladrão.

CONDENADA a pagar multa de 5,3 milhões de dólares a ex-funcionária VICTORIA GALLEGOS a agência de modelos ELITE. VICTORIA acusa a empresa de tê-la demitido depois de sua reclamação contra a fumaça de cigarro no local de trabalho. Ela é asmática. De acordo com o júri da Corte do Estado de NOVA YORK, a ELITE violou a lei de direitos humanos ao demitir uma funcionária em razão de seus problemas de saúde. Em NOVA YORK.

ACIDENTOU-SE enquanto viajava num RANGE ROVER a modelo alemã CLÁUDIA SCHIFFER. Dirigido por um assistente seu, o veículo colidiu com um outro. No carro estavam ainda o marido de CLÁUDIA, MATTHEW VAUGHN, e o filho do casal, CASPAR, de apenas três meses. Ninguém se feriu. Em LONDRES.

2 004  :  -  SEXTA-FEIRA
O filme “TRÓIA” estréia hoje com promessa de se tornar nas bilheterias um novo “GLADIADOR”. O investimento alto da produção e o foco da história em um BRAD PITT musculoso devem trazer recompensas ao diretor alemão WOLFGANG PETERSEN (de “MAR EM FÚRIA”). O épico foi baseado na obra “ILÍADA”, de HOMERO, escrita por volta do século VIII a. C. BRAD PITT é o guerreiro AQUILES, lutador de ESPARTA, destemido e insubmisso às ordens de seus comandantes. Sua cidade entra em guerra com TRÓIA depois que HELENA, rainha de ESPARTA e mulher de MENELAU, é “roubada” pelo seu amante PÁRIS, príncipe de TRÓIA. Os espartanos seguem para buscar HELENA e se inicia uma batalha que, nos escritos de HOMERO, dura dez anos para terminar. O filme também é longo, tem uma duração de 2horas e 43 minutos. Mas vale pelas cenas de combate impagáveis filmadas na ILHA DE MALTA e no MÉXICO. BRAD PITT preparou-se para o papel em seis meses de musculação e alimentação balanceada. Seu rival em TRÓIA é o irmão de PÁRIS, HEITOR (interpretado pelo australiano ERIC BANA). HELENA DE TRÓIA, sem grande atuação na trama, é vivida nas telas pela loira DIANE KRUGER. E o papel de PÁRIS, o príncipe covarde que consegue ficar com a mulher mais bela da GRÉCIA antiga, foi dado a ORLANDO BLOOM.
 
O Comando do Segundo Batalhão de Polícia de Choque tem a honra de convidar Vossa Senhoria e Digníssima família para assistirem a solenidade alusiva ao 70º aniversário da Unidade, a ser realizada às 10:00 horas de 14 de maio de 2004, à rua Jorge Miranda, 367 LUZ- SP
                   Ass.     MARCOS CABRAL MARINHO DE MOURA
                                         Ten. Cel. PM – Cmt do 2º BPChq
Face os últimos acontecimentos que me deixaram prostrado, não tenho vontade alguma de comparecer nas festas. Isso já tinha conversado com o Cel MENDES, ontem. Ele irá representar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Sinto muito essa situação de apatia, por minha parte, porque afinal o 2º BPChq é a unidade que comandei de 26 de novembro de 1986 a 11 de março de 1988, quando eu era tenente-coronel. Foi nesse batalhão que fui promovido a CORONEL, deixando o comando para assumir o do CPAM-1.  

Tempo chuvoso e nublado. Feio. Tal como é o meu estado de ânimo. Faço uma viagem de van complicada. O “DOCA”, nosso conhecido motorista, pois diversas vezes embarquei no seu lotação, é surpreendido por uma patrulha fiscalizadora e ele leva uma multa por excesso de pessoas no carro. Isso faz com que fiquemos um bom tempo parado numa das ruas do alternativo que ele pegou para fugir do complicado trânsito desta manhã. Passo pelo BANESPA. Vejo minha condição financeira, pois preciso acertar as contas com o meu irmão CARLOS, relativas ao funeral de nossa mãe. Depois, no MMDS, conduzo os trabalhos da melhor maneira possível, com auxílio do VICTÓRIO, AMÉRICO e RONALDO. Mas o pessimismo complica o desenrolar do dia, também na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde estou apenas com dona CÉLIA e o VASCO. O Cel MENDES está entregando os ofícios de OUTORGA DA MEDALHA MMDC. Telefona-me à tarde, para dizer que está a caminho da Escola de Soldados de PIRITUBA. O VASCO colocou no nosso site um trabalho escrito do LUIZ SÉRGIO CARRARO, publicado no jornal de bairro PEDAÇO DA VILA. Isso foi feito ontem, mas ele me fornece uma cópia no dia de hoje. Não mantenho ligação com o Sr MARCONDES, pois ele está ocupado com sua esposa. A rotina desta tarde diz respeito a informações sobre PENSÃO ESPECIAL, situação muito delicada porque a Comissão Especial da Revolução não atende mais as necessidades dos veteranos e de suas viúvas. Cria impecilhos de todas as espécies, citando uma legislação totalmente contrária aos interesses dos ex-combatentes.
Retorno para casa por volta das 18 horas. LUCINDA conta-me que o Sr MARCONDES manteve uma ligação telefônica com ela, pela manhã, quando eu já tinha saído. Disse ele que está com vontade de levar dona JÚLIA para ARAÇATUBA e, com isso, ver-se-ia na contingência de se afastar da Sociedade. As algemas que prendem o Sr MARCONDES ao MMDC são muito fortes, mas irá chegar o momento de que ele deverá mesmo deixar a presidência, pois está com 91 anos e sua esposa enfrenta problemas de saúde que requerem uma atenção redobrada por sua parte.
Quando me recolho para o meu quarto, observo, da área da casa da MARLENE, uma construção que está sendo feita na laje de dona VALDECIR, vizinha de dona ÂNGELA. Essa senhora manda construir uma casa, tal como fizemos para a MARLENE, e as paredes estão sendo levantadas bem na altura da nossa laje, dando para acompanhar essa construção.    

O Ministro da Justiça, MÁRCIO THOMAZ BASTOS, anunciou hoje a revogação do cancelamento do visto de permanência no BRASIL do jornalista LARRY ROHTER, do “NEW YORK TIMES”. Sem o visto, ele seria expulso do País. ROHTER foi o autor da reportagem tratando de uma suposta preocupação nacional com o excesso de álcool consumido pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. BASTOS tomou a decisão depois de o jornalista pedir a reconsideração da cassação, afirmando que não teve a intenção de ofender o presidente.

O ex-prefeito de SÃO PAULO, CELSO PITTA, foi indiciado hoje pela Polícia Federal por cinco crimes. As penas dos crimes dos quais PITTA foi acusado, somadas, podem chegar a até 36 anos de prisão. Ele depôs por nove horas na PF. O delegado federal PROTÓGENES QUEIRÓZ indiciou PITTA por lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal, formação de quadrilha e peculato. O procurador PEDRO BARBOSA acompanhou o depoimento, mas também não falou com os repórteres.

Um avião BRASÍLIA da RICO LINHAS AÉREAS foi dado como desaparecido às 18:30 horas, com 30 passageiros e 3 tripulantes a bordo. O último contato do piloto foi por volta das 18:20 horas, quando avisou que se aproximava de MANAUS e pousaria em minutos.

PRESO o executivo JORGE FERREIRA DE JESUS, de 52 anos, e seu filho, ROOSEVELT PEREIRA DE JESUS, de 27. Os dois são acusados de raptar e estuprar três adolescentes da periferia de SALVADOR.

SUSPENSA pelo Ministério da Educação a criação de cursos de ensino superior durante seis meses. A idéia é, até o fim do ano, aprovar uma legislação definitiva sobre o assunto que considere a demanda social.

O pagodeiro WÁGNER DIAS BASTOS, o WAGUINHO, foi preso por não pagar pensão alimentícia à SOLANGE GOMES, com quem tem uma filha de 4 anos e uma dívida de 180 mil reais.

A cotação do petróleo no mercado internacional fechou a semana com novo recorde histórico de alta. O óleo cru leve americano terminou a sexta-feira cotado a US$41,38. Temores em relação a conflitos no ORIENTE MÉDIO e o aumento da demanda na CHINA e EUA estimulam a disparada dos preços no mercado internacional. Declarações do Governo da RÚSSIA de que a produção do segundo maior exportador de petróleo chegou ao seu limite reforçaram as tensões no mercado.

Os dinamarqueses foram hoje às ruas de COPENHAGUE para celebrar o casamento do príncipe FREDERIK, o herdeiro do mais antigo trono da EUROPA, com MARY DONALDSON, a primeira australiana a fazer parte de uma família real. O príncipe, de 35 anos, conheceu sua noiva em um bar de SYDNEY, capital da AUSTRÁLIA, durante os JOGOS OLÍMPICOS de 2000. O casamento, finalizado com um banquete para mais de 700 pessoas, foi aprovado pela rainha MARGRETHE e o príncipe HENRIK.

As forças de ocupação dos EUA no IRAQUE libertaram hoje 315 pessoas que estavam detidas na prisão de ABU GHRAIB, situada a oeste de BAGDÁ, onde ocorreu o escândalo de torturas e maus tratos de presos por soldados americanos. A libertação é parte de um programa do governo dos EUA para redução do número de prisioneiros de 3800 para cerca de 1500 em junho.

DEMITIDO o editor do jornal britânico DAILY MIRROR, PIERS MORGAN, devido à publicação de fotos falsas que mostravam supostos abusos de prisioneiros iraquianos por tropas britânicas. O jornal divulgou nota pedindo desculpas e anunciou a demissão de MORGAN.

MORREU a atriz inglesa ANA LEE, aos 91 anos, em decorrência de uma pneumonia, nos EUA. Com carreira consolidada no teatro, ela participou dos filmes A NOVIÇA REBELDE e COMO ERA VERDE O MEU VALE.

2 005  :   SÁBADO    Q51/2  2131810215/ (2) – 13115 1021 832
Uma notícia publicada hoje no DIÁRIO DE SÃO PAULO chama-me a atenção: POLICIAL VAI PARA A RUA COM FARDA VELHA E BOTA FURADA. Chefe do setor de suprimentos diz que há fardas para todos os policiais. Associação dos Cabos e Soldados diz que reposição de peças é insuficiente.
Policiais militares estão trabalhando nas ruas de SÃO PAULO há pelo menos um ano com a mesma muda de roupa. Muitos têm sido obrigados até a calçar botas furadas ou remendadas porque o Estado demora para fornecer farda completa, que custa cerca de R$150. O problema afeta soldados e oficiais. A denúncia, feita por PMs de batalhões da Capital e da região metropolitana, foi confirmada pelo presidente da Associação de Cabos e Soldados, Cabo WILSON MORAIS.
“Fizemos até um convênio com lojas especializadas em roupas militares para os policiais comprarem peças de roupas avulsas”, diz MORAIS. Pelo regimento interno da corporação, quem não estiver polidamente vestido pode ser punido até com prisão em quartel. MORAIS afirma que a penúria na PM não é só em relação ao fardamento. “Faltam também armas, viaturas e coletes”.
O presidente da Associação explica que a PM costumava trocar calças e camisas a cada seis meses e botas uma vez por ano. Porém, há cerca de dois anos a situação mudou. “A distribuição de farda vem diminuindo gradativamente e, quando a roupa chega, muitas vezes é desproporcional ao tamanho do policial”, explica.
MORAIS diz que todo PM tem uma ficha no centro de material com números de manequim e calçado. Porém, na opinião dele, o Estado tem comprado vestimentas aleatoriamente, obrigando o PM a se adaptar à roupa, em vez de ocorrer o contrário. “Se isso tudo não estiver ocorrendo por falta de verba, com certeza é por pura desorganização”.
Segundo MORAIS, a PM tem feito também rodízio de equipamentos, tirando pistolas ponto 40 e veículos de algumas cidades menos violentas para dar a outras com maior índice de criminalidade. “Os policiais desfalcados estão sendo obrigados a usar os velhos e obsoletos revólveres calibre 38”, afirma.
Uma das maiores reclamações dos policiais militares é em relação a falta de coletes à prova de balas. Não há equipamentos suficientes para todos e, por isso, os PMs são obrigados a dividir o mesmo colete com um colega que já o usou por 12 horas seguidas. Segundo policiais, não são raras as vezes em que um soldado tem de vestir acessório feminino ou com prazo de validade vencido.
O PM X (que pediu para não ser identificado para não sofrer punições) diz que já teve problemas de pele por ter compartilhado o mesmo colete com um colega no verão. “O equipamento pesa cerca de 3,5 quilos e no calor as pessoas suam muito mais. Quando fui vesti-lo, estava encharcado de suor e até cheirando mal. No mesmo dia tive brotoejas nos braços e no pescoço”, diz o policial.
Já o soldado Y afirma que, para trabalhar o dia todo na rua, tem de colocar papelão no lugar da palmilha da bota devido ao buraco na sola.
Segundo o chefe do centro de suprimento de material da PM, TENENTE-CORONEL OLAVO DE CASTILHO JÚNIOR, há roupas para todos os 93 mil policiais. “Nós só não atendemos por falta de pedidos”, diz. CASTILHO explica que, em 2004, a PM gastou R$10,350 milhões na compra de 400 mil peças e agora mais R$12,920 milhões com outras 500 mil, que serão distribuídas em julho. O oficial explica que uma camisa tem validade de 12 meses e uma bota 18 meses. Por isso, em um ano a tropa recebe uma muda e, no outro, duas. 

Pela manhã, faço uma ligação telefônica para o CORONEL PM Res LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO ROCHA, um dos meus colegas dos bancos escolares do BARRO BRANCO, a fim de cumprimentá-lo pelos seus sessenta e cinco anos de idade.

FALECEU a esposa do veterano do Movimento Constitucionalista de 1932, JOÃO RODRIGUES PEDRO. Dona MARIA APPARECIDA TAVARES RODRIGUES nasceu no dia 1º de dezembro de 1913. O combatente de 32 reside em CAMPINAS. Ele pertenceu ao BATALHÃO PIRACICABANO. Nasceu no dia 23 de junho de 1910.
Neste sábado, às 17 horas, será rezada missa de sétimo dia por intenção da alma do CORONEL PM Ref ANTÔNIO GOMES DA SILVA, na Igreja SÃO GABRIEL, no JARDIM PAULISTA.

O SÃO PAULO apresentou um fraco futebol, mas fez a lição de casa ao vencer o CORITIBA, por 1 a 0, no MORUMBI. Assim, o TRICOLOR pode se dedicar tranqüilamente ao clássico contra o PALMEIRAS, quarta-feira, dia 18, pela LIBERTADORES DA AMÉRICA.

O BRASIL está fora da final do 1º Mundial de Futebol de Areia da FIFA. Hoje, depois de empates no tempo normal de 5 a 5, e na prorrogação, em 1 a 1, o BRASIL perdeu para PORTUGAL na decisão por pênaltis por 2 a 1 e disputará o terceiro lugar, amanhã, com o JAPÃO, que perdeu para a FRANÇA, outra finalista, por 4 a 1, na preliminar. Favoritos ao título, os brasileiros não esconderam a frustração. Eles reconheceram a superioridade de PORTUGAL e o talento de MADJER, autor de quarto gols. ROMÁRIO jogou pouco mais de onze minutos e teve atuação apagada.

O BARCELONA conquistou o título espanhol 2004/2005 ao empatar em 1 a 1 com o LEVANTE. O time catalão foi beneficiado pelo empate do REAL MADRID com o SEVILLA. Principal estrela do BARCELONA, RONALDINHO GAÚCHO, que carrega o time, hoje não brilhou como em outros jogos.

MAYDERSON MENDES, de 21 anos, e RONALD RODRIGUES, de 22, foram presos, hoje, suspeitos de matar o casal DOUGLAS e HELOÍSA GUEDES, e o filho TIAGO, em 26 de abril, após jogo de RPG, em GUARAPARI, ESPÍRITO SANTO. O crime fazia parte de uma aposta feita pelo filho do casal, que participou do jogo.
A estudante LUANA CAROLINA SILVA SALES, de 21 anos, conseguiu fugir de um grupo de seqüestradores na madrugada, após ficar doze horas reféns. Ela escapou depois de ter sido deixada amarrada com fita adesiva pelos bandidos em um cativeiro localizado em uma chácara no VALE DAS GARÇAS, na zona rural de CAMPINAS. Na tarde de ontem, a garota falava ao celular, dentro de um carro da marca ASTRA, em frente ao Estádio BRINCO DE OURO, do GUARANI, quando dois homens armados a abordaram, e obrigaram a deitar no banco traseiro. A dupla vendou os olhos da garota. Enquanto um dirigia o veículo, o outro a vigiava até chegarem em uma chácara. No local, havia uma casa de madeira de três cômodos e um carro de cor cinza. Um casal os recebeu. LUANA foi então amarrada e colocada pelos bandidos em um dos cômodos. Os seqüestradores foram à casa da estudante, no bairro CAMBUÍ, de onde levaram objetos de valor. Em seguida, sacaram dinheiro em um caixa eletrônico. Era cerca de meia-noite quando a estudante conseguiu se soltar das fitas adesivas que a prendiam, com os dentes, e fugir. Não havia ninguém na casa e a porta estava aberta. LUANA correu para uma casa vizinha, onde pediu ajuda à Polícia Militar.

A governadora do RIO, ROSINHA GAROTINHO, atacou hoje pela manhã a juíza DENISE APOLINÁRIA em seu programa semanal na Rádio ROQUETTE PINTO, o “BOM DIA, GOVERNADORA”. Ontem, a juíza tornou inelegíveis por três anos ROSINHA e seu marido, o ex-governador ANTHONY GAROTINHO. A governadora afirmou que a juíza agiu por vingança e se disse vítima de perseguição. O secretário estadual de Governo, GAROTINHO, acusou a juíza de terrorismo.

A suíça PATTY SCHNYDER, atual 13ª colocada no ranking, acabou com o sonho da russa MRIA SHARAPOVA de se tornar a número um do mundo neste fim-de-semana. Ela derrotou a musa por 2 sets a 1 na semifinal do TORNEIO DE ROMA. SHARAPOVA precisava ser campeã na ITÁLIA para somar pontos suficientes para roubar a primeira posição da norte-americana LINDSAY DAVENPORT. Com apenas 18 anos de idade, a russa seria a quarta mais jovem na história a alcançar o topo. SCHNYDER enfrentará a francesa AMELIE MAURESMO na decisão que acontecerá amanhã.

Um grupo de dois mil manifestantes desafiou hoje o governo e saiu novamente às ruas em ANDIJAN, no leste do UZBEQUISTÃO, ex-república soviética em que até 300 pessoas podem ter sido mortas por militares em 13 de maio. A cifra, seis vez mais elevada do que a estimada inicialmente, foi hoje fornecida por uma organização uzbeque de defesa dos direitos humanos.

A Igreja Católica procedeu hoje as duas primeiras beatificações do pontificado de BENTO XVI – a americana MARIANNE DE MOLOKAI (1838-1918) e a espanhola ASCENSIÓN DEL CORAZÓN DE JESÚS (1868-1940). Na ausência do PAPA, o cardeal JOSÉ SARAIVA MARTINS foi encarregado de celebrar a cerimônia em seu nome, na basílica de SÃO PEDRO. O PAPA adotou, assim, um novo estilo. JOÃO PAULO II presidia pessoalmente todas as cerimônias de beatificação e santificação.

Um terremoto de 6,9 graus na escala RICHTER sacudiu hoje a ILHA DE SUMATRA, na INDONÉSIA, causando pânico em diversas cidades. O epicentro do tremor foi registrado abaixo do mar, cerca de 50 km a sudoeste da cidade de PADANG. O terremoto ocorreu por volta das 12 horas (1 hora de BRASÍLIA). Não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

2 006  :  -  D0MING0
Depois de um dia de TERROR, as manchetes dos jornais são as seguintes:
O ESTADO DE SÃO PAULO:
GUERRA DO PCC ESPALHA TERROR E DEIXA 31 MORTOS.
Foram 66 ataques à polícia. Nos presídios, 24 rebeliões, a maior ofensiva do crime organizado já registrada no País. 26 policiais morreram.
JORNAL DA TARDE
14 MORTES – PCC ATERRORIZA ESTADO
62 ataques em 24 horas. Na maior onda de atentados da facção contra o governo; 25 policiais e 1 civil são mortos. Ação era prevista, diz secretário.
DIÁRIO DE SÃO PAULO
ATAQUE DO CRIME ORGANIZADO: 31 MORTES
Quadrilha faz 64 ataques à polícia. 35 só na Capital. Dos mortos, 26 são policiais. Há 25 feridos. 24 motins em penitenciárias com 120 reféns.

Nesta manhã tivemos mais sete novas rebeliões. Essa notícia é transmitida durante o transcorrer da corrida de FÓRMULA 1, no circuito da CATALUNHA, em MONT MELÓ. FERNANDO ALONSO é o grande herói. Saiu na POLE e lidera a corrida. Chega em primeiro lugar. Vence o GRANDE PRÊMIO da ESPANHA. MICHAEL SCHMACHER chega em segundo. O terceiro a chegar é GIANCARLO FISICHELLA. O brasileiro FELIPE MASSA é o quarto. O espanhol FERNANDO ALONSO não decepcionou os 131 mil torcedores que foram torcer por ele no Circuito da CATALUNHA. A vitória de ALONSO representou o triunfo da boa estratégia bolada pela RENAULT. A escuderia usou GIANCARLO FISICHELLA, que largou em segundo, como uma espécie de proteção para barrar as investidas do alemão MICHAEL SCHUMACHER, que saiu em terceiro. Com menos combustível, ALONSO disparou na frente e construiu vantagem suficiente para administrar a ponta. ALONSO é líder do campeonato com 54 pontos, 15 a mais que o piloto da FERRARI.    

LUCINDA vai passar algumas horas desse domingo na casa de seu irmão JOSÉ e DORA. Vamos para lá por volta das 13 horas. O ALEXANDRE, sobrinho da LUCINDA, vem nos buscar, de carro. O JOÃO está na churrasqueira. Vários músicos se reúnem para animar a comemoração do dia das MÃES. Entre eles está o ERON, colega do JOÃO, bem como um saxofonista. Com esse encontro de amigos posso me distrair um pouco. Mas sei que os atos criminosos do PCC estão se desenvolvendo em vários locais de SÃO PAULO. A lista de mortos aumenta conforme as horas passam.

Retornando, à tardinha, para casa, recebo um telefonema do CORONEL PM Res ALBINO CARLOS PAZELLI. Está revoltado com os acontecimentos animalescos nesses últimos dois dias e quer participar de uma forma ou outra de algo de útil para combater esse estado de coisas. Relembra momentos importantes de nossa vida profissional. Levo ao conhecimento do PAZELLI da Manifestação Pública que acontecerá amanhã no VÃO LIVRE DO MASP, a partir do meio-dia. No dia 15 de maio se comemora o DIA MUNDIAL DA FAMÍLIA. Esse movimento supra-partidário é organizado por mulheres, avós, mães, professoras, estudantes, trabalhadores, que não suportam mais os desmandos, desorganização, vexame, que deixa a Nação humilhada, ultrajada, envergonhada. Ele combina comigo que irá comparecer ao evento.

Pela TV, assisto as notícias sobre o futebol. O PALMEIRAS arrancou um empate de 1 a 1, hoje à tarde, no PALESTRA ITALIA, ao enfrentar o CRUZEIRO. O alvi-verde conseguiu o seu primeiro ponto no CAMPEONATO BRASILEIRO. O CORINTHIANS venceu o PARANÁ por 2 a 1. OUTROS RESULTADOS: GOIÁS 2 x VASCO 0; SANTA CRUZ 1 x ATLÉTICO PARANAENSE 2; FIGUEIRENSE 1 x FLUMINENSE 0; FLAMENGO 0 x FORTALEZA 0.

O PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL continuou, pela segunda noite consecutiva, a comandar o maior ataque de sua história contra o governo do Estado de SÃO PAULO e a maior rebelião sincronizada do País, com adesão de detentos de 71 presídios. Em pouco mais de 48 horas, foram 145a atentados com um saldo de 62 e 44 feridos. Nas prisões, foram pelo menos mais 15 assassinatos. Dessa vez, além de bombardear delegacias e bases, os criminosos atacaram também o PODER JUDICIÁRIO e a população. Ainda assim, o governador CLÁUDIO LEMBO disse que a situação está sob total controle e descartou ajuda do governo federal. “SÃO PAULO não precisa da Polícia Federal. Se puderem nos passar informações, receberemos de bom grado. Eu confio na  Polícia de SÃO PAULO. As Polícias Civil e Militar têm agido com grande lisura e o Estado por si vai resolver o problema. Estamos com controle total da situação.” Um novo grampo escutado pela polícia captou informações de que, a partir de amanhã, o PCC vai passar a bombardear outros estabelecimentos financeiros. A informação foi confirmada pelo diretor do DEIC, GODOFREDO BITTENCOURT. “Vão atacar o poder econômico de SÃO PAULO, sim. São ataques covardes, mas a polícia está trabalhando 24 horas para dar tranqüilidade à população”.
Em busca de solução para a crise, dois representantes da Secretaria da Administração Penitenciária e uma advogada estiveram na tarde no Centro de Readaptação Penitenciária de PRESIDENTE BERNARDES para uma “conversa” com o assaltante MARCOS WILLIANS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA, líder máximo da facção. MARCOLA já havia passado a noite de sexta-feira conversando com o diretor do DEIC, mas se recusou a suspender os ataques.
Embora afirme que a situação é “gravíssima”, o ex-secretário nacional de Segurança Pública, JOSÉ VICENTE DA SILVA, não admite que a segurança pública está desestabilizada. Ele afirma que o crescimento e fortalecimento do PCC são resultados da falta de monitoramento contínuo do crime organizado. “O PCC não eclodiu de repente, como um vulcão. Não há um só motivo e um só culpado. Ao meu ver, a Justiça, Ministério Público, Segurança Pública e Administração Penitenciária precisam sentar juntos, em caráter de urgência, para traçar metas de combate ao crime organizado. É necessário se criar um departamento para acompanhar essas facções”.
Embora com um efetivo considerado suficiente (são cerca de 130 mil policiais militares e 38 mil civis), a polícia não tem conseguido conter os ataques porque o inimigo a ser enfrentado não tem rosto ou endereço fixo e ainda conta com um contingente capaz de pegar seus alvos desprevenidos. Isso porque, enquanto a polícia atua de modo explícito – com uniformes e endereços de delegacias e quartéis – os homens do PCC, desconhecidos, agem de forma traiçoeira nas emboscadas. É por esse motivo, garante um policial civil do alto escalão da corporação, estudioso do crime organizado, que a polícia perde seu poder de reação. Segundo ele, pelo menos 100 mil presos do Estado são integrantes ativos da facção. Além disso, cada um dos prisioneiros conta com, no mínimo, três membros da própria família para atuar como multiplicador das ordens que partem de trás das grades.
Segundo a polícia, os presos ligados ao PCC, contemplados com o benefício da saída temporária do DIA DAS MÃES, receberam uma missão especial para executar durante o período de passeio: “Atirar contra um policial civil ou militar”. Na quinta-feira, mais de dez mil presos do Estado foram autorizados pela Justiça a deixar a prisão para passar o DIA DAS MÃES em casa. A estimativa da polícia é de que a maioria desses presos integrem ou simpatizem com a facção. Dos 83 suspeitos presos nos ataques dos últimos dois dias, mais da metade recebeu o benefício da saída temporária. “O PCC é como religião. Seus integrantes são mais fiéis à facção do que a DEUS”, disse o diretor de um departamento da Polícia Civil. Graças a esse contingente, a rede de informação dos criminosos é capaz de conhecer e atacar policiais à paisana, como aconteceu em dezesseis investidas contra casas dos servidores públicos. Em RIBEIRÃO PRETO, por exemplo, o policial florestal ARILDO FERREIRA DA SILVA, 34 anos, foi executado com vários tiros. Ele estava na porta da casa da namorada, no bairro GERALDO CORREIA DE CARVALHO, na periferia da cidade, quando ocupantes de um carro o metralharam. Ele teve morte instantânea.
O comandante da PM, ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA, disse que a apreensão de 97 armas mostra que a polícia está virando o jogo. Desse total, 75, - a maioria metralhadoras – foram encontradas numa área de extração de areia em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, no VALE DO PARAÍBA”. “O policial não se acovardará”.
Números da “guerra”: 77 MORTOS (6 policiais civis, 20 policiais militares, 3 guardas-civis, 8 agentes carcerários, 2 civis, 23 criminosos, 15 mortos em presídios).  44 FERIDOS (3 policiais civis, 18 policiais militares, 4 guardas-civis, 2 agentes penitenciários, 11 civis). 145 ATENTADOS (59 na GRANDE SÃO PAULO, 30 no INTERIOR, 10 no LITORAL, 30 ataques a ônibus, 2 ataques a fóruns, 2 ataques a bancos, 12 não consolidados).   

O brasileiro JADEL GREGÓRIO ganhou a medalha de ouro no salto triplo, no GP do RIO, de atletismo. Logo na primeira tentativa, ele saltou 17,13 metros e superou o cubano FRANCIS YOANDRI BERTAZOS, atual vice-campeão mundial, que saltou 16,91 metros. Foi o terceiro ouro seguido de JADEL no GRANDE PRÊMIO.

O atual rei do saibro RAFAEL NADAL manteve seu domínio em terras italianas e depois de uma batalha de 5:05 horas fez a festa espanhola no Foro Itálico ao derrotar o número 1 do mundo, ROGER FEDERER. Conquistou o bicampeonato do MASTERS SERIES DE ROMA e ainda fez história ao igualar o recorde do argentino GUILLERMO VILAS de 53 vitórias consecutivas em quadras de saibro. Ganhou nove torneios seguidos nesta superfície. A conquista não foi nada fácil. NADAL salvou dois match points no quinto set, quando sacava com 15 a  40. Levou a decisão para o tié-break e na primeira chance que teve definiu o jogo. 

Pelo menos 35 pessoas morreram hoje no IRAQUE em uma série de atentados a bomba, a maioria contra membros das forças de segurança, enquanto o primeiro-ministro designado, NURI AL-MALIKI, continuava negociando a formação de um novo governo. O atentado mais grave foi cometido de forma simultânea por dois terroristas suicidas na rodovia que dá acesso ao aeroporto. Dirigindo veículos carregados de explosivos, eles arremeteram contra um posto de controle perto de uma base militar americana, matando 14 pessoas e ferindo seis. Em BAGDÁ, morreram 19 pessoas e 28 ficaram feridas, algumas com gravidade, numa série de ataques rebeldes com bombas contra policiais iraquianos em missão de patrulha na cidade. Além disso, a polícia encontrou dez corpos de iraquianos executados a tiros abandonados em diversos bairros da cidade. “Todos apresentavam sinais de tortura”, destacou um porta-voz do Ministério do Interior, atribuindo o fato  à guerra entre facções religiosas. Ainda em BAGDÁ, dois guarda-costas do ministro das Relações Exteriores, o curdo HOSHIAR ZEBARI, morreram e outros três receberam ferimentos durante um ataque de rebeldes sunitas contra um comboio oficial. Em BAQUBA, cidade a 65 km ao norte da capital, militantes sunitas dinamitaram dois pequenos santuários xiitas. Um ficou destruído, o outro, seriamente danificado. Dois soldados britânicos morreram na noite do sábado numa emboscada rebelde levada a cabo em BASRA contra uma patrulha do Exército. O agravamento da onda de violência coincidiu com os esforços de MALIKI junto a distintos partidos políticos (xiitas, curdos e sunitas) para constituir um governo de união nacional. “O primeiro-ministro interino está correndo contra o relógio”, disse um diplomata americano, referindo-se ao prazo constitucional para apresentação de um gabinete de governo ao Parlamento iraquiano que expira dia 22. O deputado xiita BAHA AL-ARAYI atribuiu as dificuldades de MALIKI ao que classificou de “intromissões dos EUA”.

O PAPA BENTO XVI lembrou hoje o atentado que JOÃO PAULO II sofreu há 25 anos na PRAÇA DE SÃO PEDRO e ressaltou que, para seu antecessor, foi NOSSA SENHORA DE FÁTIMA quem “milagrosamente” salvou sua vida. BENTO XVI fez essas considerações um dia depois do aniversário do atentado, antes da oração dominical REGINA COELI. “No dia 13 de maio de 1981, há 25 anos, o servo de DEUS, JOÃO PAULO II sentiu que era milagrosamente salvo da morte pela intervenção de uma “mão materna”, como ele mesmo disse”, afirmou BENTO XVI. Dois dos quatro tiros que o turco MEHMET ALI AGCA disparou contra JOÃO PAULO II feriram-no gravemente, e o PAPA atribuiu sua sobrevivência à intercessão de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, cuja festa se comemora no dia 13 de maio. AGCA foi solto no início do ano na TURQUIA, mas voltou à prisão 8 dias depois porque houve erro no cálculo da pena. Ele só estará livre em 2010. O motivo do atentado nunca foi totalmente esclarecido. 

STANLEY KUNITZ, poeta ganhador do prêmio PULITZER de 1959, morreu enquanto dormia, na madrugada deste domingo, aos 100 anos. KUNITZ, que foi consultor em poesia na Biblioteca do Congresso americano, escreveu poemas com cantos à natureza, como em THE SNAKES OF SEPTEMBER, e a recordação traumática do suicídio de seu pai em THE PORTRAIT.

RENÉ PRÉVAL tomou posse na Presidência do HAITI neste domingo. Ele é o primeiro presidente eleito desde que a missão de estabilização da ONU, liderada pelo BRASIL, passou a atuar no país, em 2004.

A ex-SPICE GIRL, GERI HALLIWELL deu à luz uma menina. O bebê nasceu no hospital PORTLAND DE LONDRES e o pai, o roteirista de HOLLYWOOD, SACHA GARVASI, foi proibido de acompanhar o parto.

2 007     :      -      SEGUNDA-FEIRA
O sobrenatural vai ocupar mais uma vez o horário das 18 horas. Depois das bem-sucedidas “ALMA GÊMEA” (2005) e “O PROFETA” (2006), “ETERNA MAGIA”, novela de ELIZABETH JHIN que estréia nesta segunda-feira na GLOBO, tem como foco uma história de amor conduzida pelo universo da magia. “Cada telespectador vai interpretar o sobrenatural de uma forma diferente. O que os católicos chamam de milagre não deixa de ser uma espécie de magia”, afirma a autora, também estreante, que nesse primeiro trabalho conta com a supervisão de SÍLVIO DE ABREU (“BELÍSSIMA”).
Ambientada entre os anos de 1938 e 1946 em SERRANIAS, cidade fictícia fundada por imigrantes irlandeses no interior de MINAS GERAIS, a história gira em torno do triângulo amoroso entre EVA (MALU MADER), CONRADO (THIAGO LACERDA) e NINA (MARIA FLOR). Com armas diferentes, as irmãs vão entrar em uma disputa ferrenha pelo amor do rapaz.
Além das pedras preciosas, SERRANIAS também é conhecida por ser uma cidade mágica. As lendas têm início com a história de que, na região, dezenas de mulheres foram condenadas à fogueira pela prática de bruxaria no final do século XVII. A primeira mulher a demonstrar o dom da magia na cidade foi a irlandesa VALENTINA O´CONNAN. “Algumas mulheres especiais herdaram o dom dessa antepassada. São as “valentinas”, conta a atriz MARIA FLOR. Seguidoras da WICCA, prática que tem suas crenças fundadas no paganismo, as valentinas de SERRANIAS têm por tradição não usar a magia para fins malignos. Elas são protegidas por DAGDA, deus da magia e da terra, e que na trama será representado por MAGO SIMON (PAULO COELHO). O escritor fará participação especial e surgirá toda vez que uma de suas garotas se encontrar em perigo. “Ele também abre a história como um narrador onipresente”, completa ELIZABETH.
Além de SERRANIAS, “ETERNA MAGIA” vai mostrar as ruas de DUBLIN, na IRLANDA, o berço da cultura celta. A intenção é apresentar detalhes da arquitetura georgiana (com tijolos à vista), os pubs e a atmosfera européia”, afirma o diretor-geral ULYSSE CRUZ. Na DINAMARCA foram captadas algumas cenas em que NINA encontra com MAGO SIMON.
O elenco conta com um ator estrangeiro. O alemão PIERRE KIWITT vai interpretar PETER, que na primeira fase da novela estuda neurologia em DUBLIN, local onde conhece e se apaixona por EVA. Apesar de ela não dar muita atenção para o rapaz, os dois mantêm um relacionamento amoroso. Ele será essencial para sustentar uma mentira que a favorecerá. KIWITT, que já atuou em algumas peças de teatro e seriados na EUROPA, afirma que se houver possibilidade, pretende ficar no BRASIL. “Estou maravilhado com a produção de novelas daqui”, diz o ator.  

Depois dos dias da visita do PAPA BENTO XVI a SÃO PAULO, vamos enfrentar agora as comemorações marcadas para a segunda quinzena de maio, com relação ao DIA DA JUVENTUDE, uma das datas mais marcantes do calendário das atividades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a começar de amanhã, quando iremos até SÃO MIGUEL PAULISTA para efetuar uma palestra no COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR.
No horário costumeiro das 13 horas, estou reunido com os oficiais da Entidade que presido. Ali, todos prestam conta dos serviços que tiveram por ocasião da visita do PAPA a SÃO PAULO. A conclusão é satisfatória.
Logo mais, no MMDC, com o presidente GINO STRUFFALDI, vamos atender um telefonema do TENENTE-CORONEL LÉRMEN, do RIO DE JANEIRO. Diz ele que a relação final das pessoas que irão receber a Medalha MMDC, no CLUBE MILITAR, na noite de 24 de maio, é de 43. Parece que tudo está certo para a nossa viagem àquele Estado.
O CORONEL MENDES encontra-se também no RIO, em REZENDE. Com isso, mando para a 5ª EM-PM a relação das trinta e uma autoridades que serão condecoradas no RIO, a fim de que os diplomas sejam confeccionados. Uma relação complementar será remetida “a posteriori” tão logo chegue do RIO.
Telefono ao TENENTE ALEXANDRE para arrumar uma viatura que nos leve amanhã até o COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR, face a impossibilidade do CORONEL MENDES nos acompanhar nesse evento. Combinamos ir até a estação GUILHERMINA-ESPERANÇA, de metrô, onde, às 9 horas, uma viatura estará nos esperando para a condução até o colégio. O GINO sairá de sua casa indo direto para a estação do metrô. Encontrar-nos-emos naquela estação.
O MAJOR ÂNDREY CLAUHS, de RIO GRANDE DO SUL, SANTA MARIA, que veio a SÃO PAULO para assistir ao casamento de uma irmã, comparece ao MMDC em companhia de seu pai, sua esposa e os irmãos gêmeos, seus filhos. Ele nos conta o desenvolvimento de suas palestras em cidades gaúchas a respeito da Revolução Constitucionalista de 1932.
Visita-nos também a doutora MARIA LÚCIA CAMARGO, que trata da documentação para a imortalização de seu pai, combatente de 1932, cujas cinzas serão depositadas no Monumento Mausoléu no próximo 9 de Julho. Vamos deixar a Sociedade depois das 17:30 horas.
A doutora ELIZABETH C. PRUDENTE CORRÊA e sua filha SARAH PRUDENTE CORREIA visita-nos. Está interessada em saber das solenidades marcadas para 23 de maio. 

Um ladrão de carro foi morto num tiroteio com PMs na Estrada de FURNAS, no TREMEMBÉ, zona norte de SÃO PAULO, por volta das 21 horas de ontem. O SARGENTO PM FRANCISCO FRAZÃO DE MORAES, do 43º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, levou um tiro no peito, mas foi salvo pelo colete à prova de balas. Outros três bandidos conseguiram fugir após abandonarem o veículo roubado, um RENAULT CLIO vermelho. Os quatro assaltantes haviam rendido o motorista e levado o carro cerca de 40 minutos antes da troca de tiros, na VILA MAZZEI, região do TUCURUVI, também na zona norte.
O motorista do CLIO, um catarinense que está em SÃO PAULO a trabalho, foi assaltado no momento em que levava a mulher para a rodoviária do TIETÊ. O bando largou as vítimas no local do roubo. Enquanto a mulher tomou um táxi para poder chegar na rodoviária e viajar para SANTA CATARINA, o marido foi procurar a PM.
Durante o patrulhamento, os policiais encontraram o veículo na Estrada de Furnas, próximo à rua BAILÃO. Os bandidos tiveram que fugir a pé porque, na perseguição, o carro roubado acabou batendo no portão de uma residência. Os criminosos correram atirando. No tiroteio, RÓBSON PEREIRA DE SOUZA, de 23 anos, foi baleado pelos PMs e morreu.

No primeiro dia de seu julgamento, o fazendeiro VITALMIRO BASTOS DE MOURA, o BIDA, negou que tenha mandado matar a missionária DOROTHY STANG. Ele afirmou que não teve nenhuma participação no crime, não tramou nem determinou que a religiosa fosse morta. Negou ainda ter relação com o intermediário do crime, AMAIR FEIJOLI DA CUNHA, o TATO. O julgamento deverá terminar amanhã à tarde.
DOROTHY foi morta em fevereiro de 2005, em ANAPU, no sudoeste do PARÁ. Ela tentava implantar na região um projeto de desenvolvimento sustentado, o que contrariava interesses de grandes fazendeiros. Três pessoas já foram condenadas pelo crime. RAYFRAN DAS NEVES SALES, o FOGOIÓ, autor dos seis tiros que mataram DOROTHY, pegou 27 anos de prisão e seu parceiro CLODOALDO CARLOS BATISTA, o EDUARDO, 17 anos. TATO foi condenado a 27 anos como intermediário do crime, mas teve a pena reduzida para 18 anos, valendo-se do recurso da delação premiada, que beneficia acusados que colaboram dando informações no processo.

O ex-ministro da Justiça, MÁRCIO THOMAZ BASTOS deixou hoje o Hospital SÍRIO-LIBANÊS, após ser submetido a cirurgia, quarta-feira, dia 9, para tirar nódulo no pulmão esquerdo. BASTOS foi internado no dia 8 de maio. Ele teve boa evolução pós-operatória e foi assistido pelo cirurgião torácico RIAD YOUNES, diretor do Núcleo Avançado de Tórax do hospital.

Morreu hoje, aos 95 anos, o filósofo pernambucano EVALDO COUTINHO. Ele estava internado havia uma semana em um hospital de OLINDA com uma infecção pulmonar. Além de filósofo, COUTINHO foi também escritor e crítico de cinema. Escreveu teorias e críticas sobre arquitetura, além de obras de filosofia e estética da arte. COUTINHO nasceu no dia 23 de junho de 1911, no RECIFE. Era professor emérito da Universidade Federal de PERNAMBUCO e membro desde 1986 da Academia Pernambucana de Letras, onde ocupava a cadeira 23, cujo patrono é JOAQUIM NABUCO. Estudou filosofia de forma autodidata e chegou a desenvolver um sistema filosófico próprio publicado em diversos livros pelas editoras UNIVERSITÁRIA e PERSPECTIVA.

Morreu a cantora MARINÊS, conhecida como o “LUIZ GONZAGA DE SAIAS”, aos 71 anos, no RECIFE. Estava internada no Hospital PORTUGUÊS, na capital pernambucana, desde que sofreu um acidente vascular cerebral no dia 5 de maio. O AVC provocou paralisia parcial na cantora e a deixou com dificuldade para falar. Filha de um wx-cangaceiro do bando de LAMPIÃO e de uma dona de casa, INÊS CAETANO DE CARVALHO nasceu no interior de PERNAMBUCO, em CAMPINA GRANDE, tida como a capital do forró. Desde criança, MARINÊS se envolveu com música – o pai era seresteiro e a mãe, cantora de igreja – e tinha especial apreço pelo que ouvia do REI DO BAIÃO, que se tornou seu ídolo no rádio. Mais tarde foi o próprio GONZAGÃO quem a batizou de RAINHA DO XAXADO.
MARINÊS foi casada com outro famoso sanfoneiro, ABDIAS, até os anos 1980, e costumava referir-se a si mesma como “o último mito vivo da música nordestina. Formou com ABDIAS seu primeiro grupo no início dos anos 1950. Em 1956 gravou seu primeiro disco, já com o nome de MARINÊS e SUA GENTE, com o qual fez grande sucesso décadas adiante. Entre os clássicos da música nordestina lançados pela cantora, estão as maliciosas PEBA NA PIMENTA e PISA NO FULÔ, de JOÃO DO VALE.

O governador JOSÉ SERRA homenageou hoje policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) do 3º Batalhão de Choque da Polícia Militar, que atuaram na mais longa crise com reféns ocorrida no Estado, no fim de abril, em CAMPINAS. Ao lado da família de MARA SILVIA DE SOUZA, que ficou refém de um bandido por 56 horas com os três filhos, SERRA elogiou a atuação dos policiais.
Na cerimônia, houve uma demonstração das atividades táticas desenvolvidas pelo batalhão. O governador assistiu a simulações de desarmamento e remoção de artefatos explosivos, acompanhou uma simulação de negociação com seqüestradores e de resgate de reféns e conheceu o robô que desativa bombas.
SERRA segurou o fuzil belga FN 762, utilizado pelos atiradores de elite em casos de seqüestro. Ao ver a repórter fotográfica VIVI ZANATTA, da Agência ESTADO, o governador brincou. Apontou o fuzil da direção dela e simulou tiros. “Nunca segurei uma arma de fogo e nunca disparei um tiro”, explicou SERRA depois. Ao fim das demonstrações, SERRA disse que o GATE cumpre uma função indispensável e arriscada. “Precisamos ter gente treinada, equilibrada e preparada para essas emergências”, disse o governador.
O secretário da Segurança Pública, RONALDO MARZAGÃO. Afirmou que o grupo deverá receber, este ano, investimento de dois milhões de reais. “Em 19 anos de existência, o GATE já realizou mais de três mil ações  no Estado. “Eles (policiais) são verdadeiros servidores públicos que se mobilizam para levar mais paz e tranqüilidade à população”, reforçou SERRA.
O drama de MARA começou no dia 24 de abril, quando o assaltante GLEISON FLÁVIO DE SALLES, de 23 anos, invadiu a casa da família e a manteve refém junto com três filhos. Quase 56 horas depois, logo após libertar o menino mais velho, o criminoso atirou na porta. Foi a senha para os homens do GATE entrarem na casa e dominarem o bandido. Os reféns escaparam ilesos.

A cantora e empresária LEILA MARIA MACIEL ABRAHÃO, de 50 anos, foi assassinada a tiros, em sua casa, no RECREIO DOS BANDEIRANTES, zona oeste do RIO. O corpo foi encontrado hoje pelo marido, o produtor cultural EDU ALVES, que voltava de viagem. Os criminosos chegaram a revirar os cômodos, mas a polícia acredita que nada tenha sido levado. A cantora fez carreira no JAPÃO com o nome artístico de LEILA MARYA e um repertório de MPB.
O casal era dono de uma produtora, que funcionava em casa. ALVES estava em SÃO PAULO e conversou com a mulher por telefone, às 8:30 horas. Três horas depois, encontrou LEILA morta no estúdio. A polícia acredita que o crime foi cometido ali para abafar o som dos tiros. Os investigadores também imaginam que LEILA conhecia o assassino, porque não havia sinal de arrombamento nem de luta. 

JUSSARA FREIRE foi internada na clínica CÁRDIO BARRA, no RIO DE JANEIRO, após passar mal durante gravação da novela VIDAS OPOSTAS. Ela contracenava com a atriz TÁSSIA CAMARGO, nos estúdios da RECNOV, quando se sentiu mal.

Indiciada pela Polícia Federal, por lavagem de dinheiro, a atriz NORMA BENGELL. Ela é acusada de ter desviado dinheiro da produção de O GUARANI para comprar um apartamento de 1,6 milhão de reais no RIO DE JANEIRO. Como os recursos foram obtidos por meio de leis de incentivo, a PF entrou na investigação. A revista VEJA revelou o caso em 2000. No RIO.

A atriz ZEZÉ POLESSA comemorou as duzentas apresentações da peça “NÃO SOU FELIZ, MAS TENHO MARIDO”, nesta segunda-feira, no restaurante 00, no RIO. Amigos de longa data de ZEZÉ, MIGUEL FALABELLA e ARLETE SALLES prestigiaram a atriz que se transformou num dos maiores sucessos da temporada teatral carioca. ZEZÉ POLESSA contou com o apoio da mãe, YEDDA, e do namorado, RICARDO NUNES. 

Autorizado pela primeira vez na história que uma mulher trabalhe como gondoleira em VENEZA. A alemã ALEXANDRA HAI conseguiu a licença para conduzir barcos pelos canais da cidade depois de uma batalha judicial de dez anos. Os outros 425 gondoleiros da cidade, todos homens e italianos, estão furibundos com o fim de quase mil anos de reserva de mercado.

A cerca de 20 minutos de desembarcar em ROMA, na ITÁLIA, vindo do BRASIL, o PAPA BENTO XVI chamou os jornalistas brasileiros que acompanhavam o retorno para agradecer a hospitalidade recebida no país e, até, a cobertura jornalística dispensada a sua visita. Ele concedeu por alguns minutos, e individualmente, audiência a cada um dos repórteres. Disse que se sentiu muito acolhido durante a estada em solo brasileiro. O pontífice os abençoou, lhes desejou sorte e estendeu os agradecimentos a todos os jornalistas brasileiros.
Depois dos cinco dias de intensa atividade no BRASIL, o PAPA BENTO XVI, muito bem disposto, saiu do aeroporto militar de CIAMPINO, na região do LÁZIO, logo após o desembarque, às 7:25 horas (horário de BRASÍLIA), diretamente para a casa de verão de CASTELGANDOLFO, a 30 quilômetros de ROMA. No aeroporto, foi recebido pela ministra da Família da ITÁLIA, ROSY BINDI, e também pelo cardeal-vigário CAMILLO RUINI.      

2 008       -       QUARTA-FEIRA
A Federação das Associações Policiais Militares do Estado de São Paulo tem a honra de convidar esta digna Diretoria para o Coquetel de Lançamento da Construção Federalista, que se inicia com um único objetivo, o de unir e fortalecer as Associações representantes da família policial militar.
Na ocasião serão condecorados com a medalha “FAPM-SP” autoridades civis e militares que participaram da construção de nossa Federação.
Informamos que a cerimônia acontecerá na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e contará com a presença de Sua Excelência o Senador da República Mercadante, bem como de Sua Excelência o Deputado Estadual Maj Olímpio.
Local: Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa
Endereço: Av Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo, SP
Data: 14 de maio de 2008
Horário: 19:00 horas.

Continuo preocupado com a solenidade marcada para o dia 19 de maio. Ainda estou mandando mensagens, pela Internet, para pessoas que podem ajudar na divulgação do “DIA DA JUVENTUDE”, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
Por volta das 13 horas, estou chegando na Sociedade. Vejo que a MARINEI ainda não conseguiu resolver todo o problema relativo aos ofícios de outorga da Medalha MMDC. Chega o JOSÉ D´AMICO, afobado por causa de muita coisa que ainda está crua. Ele precisa também entregar um currículo para o recebimento da Medalha MMDC, em 23 de maio, no IBIRAPUERA. Eu o indiquei para receber essa condecoração e o MENDES aceitou. Vou almoçar e ele fica trabalhando no MMDC, principalmente com relação aos convites para o dia 19.
OREZ está reunido com RONALDO (a sindicância acerca de desatinos que ele praticou, quando assediou uma senhora no prédio onde reside, parece que está parada, aguardando decisão da mulher, se faz ou não a queixa formal), CRISTIANO, DANILO e MATEUS. Mas logo estou retornando ao MMDC. GINO, CORONEL ARY CANAVÓ e Prof. MARIA ODETE estão na Sociedade.
CÉLIA MARCONDES quer entregar convites para alguns desembargadores do Tribunal de Justiça. A MARINEI elabora as etiquetas e ela mesma vai até o TJ. CÉLIA é candidata vereadora pelo PARTIDO VERDE. Quer que se eleja prefeito GERALDO ALCKMIN, principalmente para que possamos ter mais certeza na volta do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO. Leva o convite do 19 de maio para ser entregue a ele. É um ato cívico e não podemos dizer não ao candidato a prefeito de SÃO PAULO. O pai de ISABELLA não dormiu na primeira noite que passou na nova cadeia, segundo RICARDO MARTINS, um dos seus advogados.
Os defensores estão preocupados com a madrasta de ISABELLA, presa na Penitenciária Feminina de TREMEMBÉ, a 168 km da capital, pois ela está muito sozinha. ANNA CAROLINA só terá direito à visita no dia 24. “Vamos pedir para liberarem a visita para ela já neste final de semana”.
Os advogados do casal devem entrar com o pedido de hábeas corpus no Supremo Tribunal de Justiça amanhã.    


Em um jogo nervoso, daqueles típicos de TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA, coube ao atacante ADRIANO a missão de fazer a diferença. E o IMPERADOR não decepcionou. Marcou o quinto gol dele na competição continental, garantiu a vitória sobre o FLUMINENSE por 1 a 0 e deixou o TRICOLOR paulista mais perto da semifinal. No jogo de volta, marcado para a próxima quarta, no MARACANÃ, o time de MURICY RAMALHO terá a vantagem de atuar pelo empate.

Número um do mundo, a belga JUSTINE HENIN, de 25 anos, surpreendeu o mundo do tênis hoje, ao anunciar em LIMETELLE, na BÉLGICA, sua aposentadoria das quadras. Segundo ela, após 20 anos no esporte, não há mais nada que a motive.
HENIN é a primeira mulher a se retirar do circuito como líder do ranking. “Não foi uma decisão tomada de repente. Há alguns meses que não vejo sentido no que eu faço no circuito. A final de MADRI, contra a MARIA SHARAPOVA, em 2007, foi o ápice da minha carreira. Naquele dia, eu disse que já havia ganho e feito tudo o que podia”, disse hoje, em emocionada entrevista coletiva.
Na semana passada, HENIN perdeu nas oitavas-de-final do ABERTO DA ALEMANHA e, dias depois, desistir de jogar o ABERTO DA ITÁLIA, alegando estar muito cansada. “É sempre melhor sair no topo. Eu me decidi na semana passada, voltando de BERLIM. Saio sem nenhum arrependimento e acho que é a decisão certa”, disse a belga, que perde, assim, a chance de tentar o penta em ROLAND GARROS, que começa em dez dias.
HENIN iniciou carreira em janeiro de 1999 e tem currículo invejável: ganhou quase todos os torneios mais importantes do tênis mundial. A exceção foi WIMBLEDON, onde bateu na trave duas vezes ao ficar com o vice-campeonato em 2001 e 2006.
Entre os principais títulos estão o ouro olímpico em ATENAS, em 2004, e o tetracampeonato de ROLAND GARROS (2003, 2005, 2006 e 2007). Ao todo foram 41 conquistas. Seu retrospecto é de 493 vitórias e 107 derrotas.

O músico e guitarrista WANDER TAFFO, 53 anos, morreu hoje de uma parada cardiorrespiratória, enquanto tomava café da manhã em sua casa, em SÃO PAULO. Ele faria 54 anos no sábado. O corpo será enterrado amanhã, horário ainda não definido, no Cemitério do ARAÇÁ.
TAFFO nasceu na POMPÉIA e começou a carreira em 1973, tocando na banda MEMPHIS. Nos anos 1980, montou a banda RÁDIO TÁXI, conhecida pela música EVA, que mais tarde seria regravada pela BANDA EVA. O músico tocou com nomes que praticamente inventaram o rock em SÃO PAULO, como MADE IN BRAZIL, SECOS & MOLHADOS, GANG 90 e JOELHO DE PORCO, além de ter feito participações especiais nos discos de MARINA LIMA, GUILHERME ARANTES e RITA LEE. Em 1990, TAFFO foi escolhido pela crítica como o melhor guitarrista do BRASIL. Em 2006, voltou a tocar com o RÁDIO TÁXI, lançando um DVD gravado ao vivo.
Segundo a assessoria da EM&T (Escola de Música e Tecnologia), da qual era um dos sócios, a morte foi surpreendente, tanto que na véspera da morte ele trabalhava normalmente. A escola, de aproximadamente 2,5 mil alunos, foi fundada há dez anos, junto com CÉLIO RAMOS, e é considerada a maior escola musical da América Latina. 

Depois de convidar o ex-governador do ACRE, JORGE VIANA, para o lugar de MARINA SILVA e ouvir um não como resposta, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA confirmou hoje o nome do novo ministro do MEIO AMBIENTE: será o secretário do Meio Ambiente do RIO, CARLOS MINC. O convite foi feito por telefone, depois que VIANA disse ao presidente que não poderia substituir a companheira de grupo político no ACRE, principalmente após MARINA anunciar sua saída dizendo ter “dificuldades para dar prosseguimento à agenda ambiental federal”.

Cerca de 300 alunos da USP e do MACKENZIE lembraram hoje com uma encenação o conflito ocorrido na Rua MARIA ANTÔNIA, no Centro, em outubro de 1968. Na ocasião, divergências políticas levaram os estudantes das duas universidades a se enfrentarem por três dias. A batalha terminou com a morte de um aluno.

ALEXANDRE NARDONI ficou surpreso e decepcionado ao saber que a liminar do pedido de hábeas corpus que a defesa dele e de sua mulher, ANNA CAROLINA JATOBÁ, fez à Justiça foi negada pelo desembargador CAIO CANGUÇU DE ALMEIDA, da 4ª Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo. 

A ÁUSTRIA mal conseguiu se refazer do trauma provocado pelo caso de JOSEF FRITZL, de 73 anos – que prendeu e violentou a filha por 24 anos no porão de sua casa e teve sete filhos com ela – e um novo episódio abalou hoje o país. Em VIENA, um consultor de relações públicas, de 39 anos, confessou ter matado, com golpes de machado na cabeça, cinco membros da sua família, incluindo a filha de 7 anos.
Ele se entregou e alegou ter cometido os crimes em razão de problemas financeiros. Os mortos são a mulher dele (de 42 anos), a filha, os pais (de 72 e 69 anos) e o sogro (80 anos). O homem, cujo nome não foi revelado, contou que pediu dinheiro emprestado aos parentes, perdeu em negócios especulativos que deram errado e afirmou que quis poupar os familiares do escândalo.
Policiais foram ao apartamento dele, em um bairro de classe média alta de VIENA, e descobriram os corpos da mulher e da filha. Os pais foram encontrados em ANSFELDEN, oeste da capital do país. Os restos do sogro estavam perto da cidade de LINZ.

2 009     :     QUINTA-FEIRA
Coloco em minhas memórias as notícias sobre o falecimento do último marechal, LEVY CARDOSO, ocorrido ontem. O computador está me dando certo trabalho por causa de um programa que coloquei recentemente, a pedido do CORONEL PM Res CIAPINA, o ooVoo, que ainda não aprendi a manejar.
Chego tarde na Sociedade. Recebo com alegria a notícia que finalmente foi trocado totalmente o piso. A luta pela reforma do prédio parece que está encaminhando para o seu final. MARINEI organiza agora a sala onde sempre trabalhou e que foi desalojada por causa da troca do piso. Diz ela que os convites para 23 de maio estão prontos na 5ª Seção do Estado Maior e que ela recebeu um telefonema para ir buscar os mesmos. É um despropósito, A MARINEI é a única funcionária que temos. Ainda terá de se deslocar até o Quartel do Comando Geral para buscar tais convites enquanto que eles possuem dezenas de pessoas que bem poderiam fazer isso.
Mais tarde, em contato telefônico com a 5ª EM/PM, CAPITÃO PM LUÍS ANTÔNIO, fica acertado que uma viatura virá entregar os convites na Sociedade.
Passa pelo MMDC o MAJOR PM WLAUDER RÓBSON GONÇALVES. Vem buscar o Ofício de Outorga da Medalha MMDC que lhe será concedida no próximo dia 23. Vai até o GRANDE ORIENTE conversar com o CORONEL PM MENDES, secretário da Medalha, a fim de acertar a participação do prefeito GILBERTO KASSAB na solenidade do dia 23.
Em contato com VICTÓRIO, fico sabendo de certas confusões proporcionadas pelo NILDO. Ele sempre foi bastante atrapalhado e se acha afastado do MMDS por causa de confusões causadas durante anos de convivência conosco. Agora recebeu informações mentirosas de um indivíduo chamado MARCOS, causando um grande mal estar com VICTÓRIO, envolvido numa trama quase que diabólica. O MARCOS consegue afiançar ao major que ele realmente falou mal do NILDO, sendo que esse fato não aconteceu. Teria VICTORIO contado ao MARCOS problemas pessoais do companheiro, acontecidos há muito tempo decorrido, fato inverídico. VICTORIO pede a minha opinião sobre esse acontecimento banal e movido por “fofocas”. Aconselho a não levar a sério esse problema infantil e fantasioso. 
O encarregado pela remoção do piso me procura à tarde e dá por finda a reforma do prédio da Sociedade. Comunico esse fato auspicioso ao presidente GINO STRUFFALDI.

Tomo conhecimento que o TENENTE-CORONEL PM Res MILITÃO JOSÉ MOTA NETO, de 65 anos, envolveu-se em três acidentes de trânsito em MOEMA, na zona sul da capital. Fugiu duas vezes ao bater em dois carros e deixar uma mulher ferida. Ele só parou na terceira colisão. Segundo as vítimas, o PM estava embriagado. Para piorar a situação de MILITÃO, a carteira de motorista dele estava vencida desde 16 de fevereiro do ano passado. O oficial foi internado em um hospital, assim como a mulher que ele não socorreu. MILITÃO dirigia um jipe CHEROKEE. Por volta de meia-noite, ele bateu num CORSA na Avenida RUBEM BERTA, sob o Viaduto BORGES LAGOA. A motorista do CORSA sofreu um corte no rosto, mas o oficial foi embora sem socorrê-la. Pouco depois, ele bateu atrás de um UNO na Avenida dos BANDEIRANTES e novamente fugiu. Mais adiante, na mesma avenida, o oficial parou ao colidir atrás de um STRADA e bater o rosto contra o pára-brisa. Segundo ROGÉRIO LUZ PAULINO, de 36 anos, motorista do UNO atingido, o oficial estava bêbado. “Ele estava alcoolizado. Nem conseguia falar”. Apesar disso, as vítimas dizem que a PM não fez teste de bafômetro no oficial. A motorista do CORSA foi para o Hospital SÃO PAULO. O oficial, para o Hospital JABAQUARA. Ele foi indiciado por lesão corporal culposa, dirigir sem carteira e fuga do local do acidente.

O 2º TENENTE PM OSMÁRIO FERREIRA DA SILVA, que comandou o treinamento de Controle de Distúrbio Civil e que contou com a participação de homens da ROCAM e da FORÇA TÁTICA, no 44º BPMM, no dia 11 de abril de 2009 (entre eles o PM ORLANDO DA COSTA SOARES, que faleceu em 1º de maio), depôs e admitiu que não fez uso de equipamentos de segurança durante o exercício.
No treinamento, teriam sido utilizados armamentos químicos de uma granada fumigena MB-502-HC, em uma sala fechada no batalhão. Este tipo de granada, segundo informações, tem a função de produzir uma cortina ou teto de fumaça e, assim, encobrir a tropa.
Segundo o depoimento do oficial, os policiais teriam aspirado o gás por cerca de um minuto e meio. A granada teria sido ainda deflagrada pelo próprio tenente que admitiu, segundo o processo, não ter usado equipamento de segurança durante o exercício ou de prevenção de inalação de substâncias químicas. O IPM está sendo presidido pelo MAJOR PM FRANCISCO CLÁUDIO OTTO. 

A cúpula da Polícia Militar do DISTRITO FEDERAL foi exonerada hoje depois que uma investigação da Promotoria Militar apontou indícios de desvio de dinheiro público na corporação. O comandante da PM, cinco oficiais e um sargento foram denunciados. Na acusação, o promotor MAURO FARIA DE LIMA sustenta que o grupo de policiais pagou quase um milhão de reais a uma concessionária da MITSUBISHI, em BRASÍLIA, que teria fornecido notas frias por serviços não prestados. Só no ano passado, de acordo com a investigação do Ministério Público Militar, a despesa com esses serviços chegou a 29 milhões de reais. A maioria dos contratos foi feita sem licitação. Entre os acusados, figuram o então comandante-geral da Polícia Militar, o Chefe do Centro de Inteligência da PM e o diretor de Finanças da corporação. Todos foram exonerados hoje pelo governador JOSÉ ROBERTO ARRUDA, que foi informado que os militares seriam presos, sob alegação de potencial dano à investigação, caso permanecessem nos cargos.

A ministra-chefe da CASA CIVIL, DILMA ROUSSEFF, esteve hoje em SÃO PAULO, no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, onde fez uma sessão de quimioterapia. Principal nome do governo para a sucessão do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, DILMA sofre de um linfoma. Há cerca de um mês, a ministra retirou um tumor na axila esquerda no hospital. Ela prossegue com suas atividades normais e fazendo quimioterapia.

Foi enterrado hoje no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA o corpo de WALDEMAR LEVY CARDOSO – último militar do País a ostentar a patente de MARECHAL DO EXÉRCITO. CARDOSO morreu ontem, aos 108 anos, de insuficiência respiratória. Nos 48 anos de serviço ativo, ele participou da REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1924 e da REVOLUÇÃO DE 1930. Em 1935, atuou na repressão à INTENTONA COMUNISTA.  

A Escola Estadual ANTÔNIO FIRMINO DE PROENÇA, na MÓOCA, zona leste da cidade, foi depredada pelos seus alunos na manhã de hoje. Nessa escola, o governador JOSÉ SERRA cursou os antigos ginásio e o científico, na década de 1950. A confusão começou após a detenção de dois alunos, de 14 e 17 anos, que estudam em outros horários, mas invadiram a escola no período da manhã. Os demais estudantes se revoltaram e quebraram vidraças das salas e dos corredores do colégio, além de espalharem lixo pelo pátio.

O goiano MOHAMMED D´ALI CARVALHO DOS SANTOS foi condenado hojea 21 anos de prisão pelo assassinato da inglesa CARA MARIE BURKE. A sentença foi anunciada às 23 horas pelo juiz JESSEIR COELHO DE ALCÂNTARA, do 1º Tribunal do Júri de GOIÂNIA. Durante seu julgamento, MOHAMMED detalhou como matou e esquartejou CARA e ocultou o cadáver. Segundo ele, o casal começou a discutir em casa. A inglesa teria ameaçado contar à mãe dele que era usuário de drogas.

O ator mirim AHARUDDIN MOHAMMED ISMAIL, que atuou no filme “QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?”, vencedor de oito OSCARs neste ano, viveu hoje um drama real. Sua casa, em BOMBAIM, na ÍNDIA, foi destruída pela polícia que ainda agrediu o menino com um pedaço de bambu, antes de expulsá-lo da casa. A demolição  fora pedida pelas autoridades sob alegação de que a família do menino estava ocupando ilegalmente um terreno de propriedade do governo. A família vivia em um casebre feito de plástico e bambus em uma favela da cidade. No filme, ISMAIL interpreta o papel de SALIM quando criança. 

No penúltimo dia de sua visita a TERRA SANTA, o PAPA BENTO XVI deixou a política de lado para enfatizar a importância da família e da convivência entre as religiões. Ele celebrou missa para mais de 40 mil fiéis em NAZARÉ, na GALILÉIA, onde, segundo a tradição cristã, JESUS passou a infância. O pontífice chegou a bordo do papamóvel ao MONTE PRECIPÍCIO e foi recebido com entusiasmo pelo público. Foi uma mensagem destinada especificamente aos moradores de NAZARÉ, cidade dividida entre muçulmanos e cristãos e que tem sido palco de choques nos últimos anos.
Depois, BENTO XVI visitou a Basílica da Anunciação e se reuniu com líderes de diversas religiões. Também foi recebido pelo primeiro-ministro israelense BINYAMIN NETANYAHU, num encontro que poderia ter sido tenso.
Desde que chegou a ISRAEL, na segunda-feira, BENTO XVI defendeu a criação de um Estado palestino, tema que não tem o apoio do premiê. Além disso, em BELÉM, na CISJORDÂNIA, ele criticou DA CISJORDÂNIA e pediu o fim do bloqueio econômico a FAIXA DE GAZA. Mas, segundo NETANYAHU, a reunião com o papa foi amigável. Nos 15 minutos em que conversaram, o premiê pediu a BENTO XVI que condenasse o presidente iraniano MAHMUD AHMADINEJAD, que prometeu “limpar do mapa” o Estado judeu. “Ele respondeu que condena todos os tipos de antissemitismo e ódio contra o Estado de ISRAEL”, disse NETANYAHU. 

2 010         :         -         SEXTA-FEIRA
CONVITE
O Comandante Militar do Oeste, GENERAL-DE-EXÉRCITO RENATO JOAQUIM FERRAREZI, tem a honra de convidar V. Exª / V.Sª para Cerimônia Militar de Passagem de Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, “BRIGADA BARÃO DE MELGAÇO”, do GENERAL-DE-BRIGADA JOSÉ JÚLIO DIAS BARRETO ao GENERAL-DE-BRIGADA MARCOS  AMARO DO SANTOS.
DATA: 14 DE MAIO DE 2010
HORA: 20 h – Inauguração do retrato na Galeria dos Comandantes
             20:30 h – Cerimônia Militar
LOCAL: Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada
               Avenida RUBENS DE MENDONÇA, 5001 – CPA
Pela Internet mando os convites do DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA para a rede de amigos virtuais.

Recebo do ALDO uma mensagem pelo correio eletrônico quanto o problema de saúde do GINO STRUFFALDI após o desmaio de 11 de maio no final de uma solenidade na Câmara Municipal de São Paulo:
Caros  Ventura e Mendes.
Meu pai não obteve alta hoje conforme se pensava.
Avaliaram o eletrocardiograma, tiraram outro e em vista de anomalias (não sei ainda quais sejam, fora aquelas 4 artérias com problemas) os médicos decidiram prolongar sua permanência no Dante por mais alguns dias.
Peço avaliarem se não seria o caso de meu pai pedir uma licença do MMDC por alguns meses. Isso tiraria dele o peso da responsabilidade, sem retirar suas prerrogativas de Presidente.
O fato é que ele está entrando em nova fase que requer mais cuidados dele mesmo e dos que o cercam.
Abraços,
Aldo

ESTIMADO ALDO
Já conversei com sua mãe a respeito. O MENDES passaria a responder pela presidência em exercício. Não conversei com o MENDES sobre esse assunto, mas pedi para dona DINORAH levar a ele essa idéia.
Sugiro que se faça uma carta oficial da família solicitando o licenciamento do presidente para tratamento de saúde sem mencionar o prazo, mesmo porque não se sabe o dia de amanhã. Isso já aconteceu em situações passadas quando o presidente era o Senhor Geraldo Marcondes.

Almoço com o MÁRIO MARGARIDO, CRISTIANO, COLOMBO e RONALDO na AORRPM. Ali converso com vários oficiais sobre a situação crítica que passa a Polícia Militar por causa de maus soldados. Todos foram contra a atitude do secretário da Segurança Pública de tirar do comando os oficiais dos ditos PMs que se exorbitaram em suas funções. Isso cria mais um grave problema: a atitude de comandantes que se vêm ameaçados pela conduta de uma tropa que já vem viciada nas suas estruturas primárias, ou seja, a formação. Diz o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança, CORONEL PM Res HUMBERTO VIANNA, que o aumento da letalidade da PM paulista pode estar sendo uma evidência do distanciamento com a comunidade, que é uma fonte de informações sobre a segurança da área. Mas os acontecimentos últimos, como o do jovem entregador de pizzas, ALEXANDRE MENEZES, na zona sul da capital, não tem nada a ver com esse distanciamento, mas sim com a surpresa da ocorrência não comum, o espancamento do jovem até a morte após uma perseguição furiosa ao condutor da moto. A truculência dos soldados deve ter outra origem. “Na década de 1970, durante a ditadura, isso ocorria. Hoje, não há motivo para transportar vítimas no carro policial. Há uma regra de que tem que esperar o resgate”, diz o CORONEL PM Ref JOSÉ VICENTE. Esses casos precisam ser analisados profundamente pelos comandantes de tropas. A simples punição do oficial, transferindo-o para uma função burocrática, não leva a nada e é desgastante para o próprio sistema da Polícia Militar.

Nunca pensei que seria assaltada em delegacia, diz mulher que teve mais de R$ 13 mil roubados
RICARDO GALLO
da Reportagem Local
A comerciante Nadir Aparecida Parasso, 52, afirmou nesta sexta-feira que não espera recuperar os R$ 13.500 roubados ontem, dentro de uma delegacia de Salto (101 km de São Paulo). "Nunca pensei que seria assaltada dentro de uma delegacia", afirmou.
O crime aconteceu por volta das 15h, quando ela estava na delegacia para registrar um boletim de ocorrência por clonagem de celular. No entanto, ela foi surpreendida por dois homens que anunciaram o assalto.
Para a comerciante, os criminosos não sabiam que no prédio funciona uma delegacia. A identificação é feita apenas por uma placa, na lateral do prédio, e, na ocasião, não havia carros da polícia no estacionamento.
Abordada, a mulher reagiu. "Joguei a bolsa em cima do balcão, e o ladrão pulou e foi buscar. Ninguém fez nada", afirmou. A comerciante disse que ainda tentou sair agarrada ao criminoso, mas largou quando ele disse ao outro assaltante para que atirasse. Os policiais que presenciaram a ação disseram que pensaram se tratar de briga de marido e mulher.
Pouco antes do assalto, a comerciante havia sacado R$ 15 mil em um banco e pagou R$ 2.000 de uma penhora. Depois, aproveitou que o filho, de 23 anos, foi a um posto de saúde vizinho à delegacia para registrar boletim de ocorrência por clonagem de celular. Além dos R$ 13 mil que havia restado do saque, havia mais R$ 500 na carteira da vítima.
A polícia suspeita que a comerciante tenha sido seguida desde que fez o saque no banco. O dinheiro seria usado para pagar dívidas e comprar equipamentos para o comércio da vítima, uma sorveteria.

Nesta tarde atendo o CLÓVIS ANDRÉ BISPO. Ele traz até o MMDC a sua filha LUCIANA LIMA BISPO, de 33 anos. Ela participou de um concurso público no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e logrou aprovação em janeiro de 2010. Espera chamada e vem pedir auxílio de como proceder daqui para diante.
A diretora de Comunicação Social telefona para saber o andamento dos preparativos para uma exposição de peças de 32 no Monumento Mausoléu no dia 23 de maio. A Polícia Militar ainda não deu uma resposta sobre o assunto que lhe foi encaminhado no mês passado. Faltam apenas 9 dias para a solenidade do DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA e não há uma definição sobre o assunto. Naturalmente os oficiais com quem mantive contato tem mais o que fazer do que se preocupar com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Três bandidos em fuga seqüestraram um carro com uma mulher e duas crianças após trocarem tiros com integrantes da Corregedoria da Polícia Civil que os perseguiram hoje, no bairro de PIRITUBA. Os criminosos, que se passavam por policiais civis, estavam extorquindo dinheiro de um comerciante da Rua SANTA EFIGÊNIA, centro de SÃO PAULO.
DEILSON VIDAL, de 32 anos, foi parado na terça-feira, por três homens usando distintivos da Polícia Civil, depois de sair da casa da sogra na PARADA DE TAIPAS. Os supostos policiais algemaram e colocaram o comerciante em um SANTANA prateado. Após rodarem  com o veículo ameaçando prendê-lo, pararam o carro num estacionamento em OSASCO perto do Shopping Internacional. Lá exigiram oitenta mil reais e ameaçaram levá-lo a um distrito policial e enquadrá-lo por tráfico de drogas e porte de armas. O comerciante disse que só tinha cinco mil reais emprestados para o pagamento de aluguéis atrasados. Os bandidos pegaram a quantia e o libertaram com a condição de entregar mais quinze mil. O comerciante procurou a Corregedoria da Polícia Civil para denunciar os supostos policiais. O delegado LUIZ ANTÔNIO REZENDE REBELLO, da Divisão de Operações Especiais (DOR), armou um flagrante. Os falsos policiais marcaram a entrega do dinheiro para as 14 horas de hoje, na frente de um supermercado em PIRITUBA.
Ao entregar o pagamento ao grupo, o comerciante levantou um boné – era o aviso à equipe da Corregedoria. Foi dado voz de prisão e começou o tiroteio. Um carro que passava pela rua atropelou um policial e um dos criminosos, CARLOS EDUARDO CAVALCANTI PEGGOLO, de 30 anos, que acabou preso.
Os outros dois deram ré e iniciaram a fuga. Na perseguição, os policiais atiraram contra os pneus até que o automóvel parasse. Para continuar a fugir, os bandidos renderam o dono de um PÁLIO e entraram no carro. Não contavam que no carro estivessem a mulher e duas crianças. A perseguição terminou em uma rua sem saída, a LAUDELINO DE VIEIRA DE CAMPOS. Um dos bandidos, não identificado, fugiu. BRUNO CAIXEIRO BATISTA, de 24 anos, foi preso, com uma pistola calibre 380 e uma camiseta do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA) e encaminhado ao hospital de PIRITUBA com um tiro no pescoço. Mãe e filhos não ficaram feridos.

O agente penitenciário MÁRIO RESENDE JÚNIOR, de 53 anos, foi executado a tiros às 15 horas em ITAQUAQUECETUBA. O assassinato ocorreu três dias depois da prisão, na mesma cidade, de três homens acusados de integrar o PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL (PCC). Com eles foram apreendidas cinco cartas da facção ordenando atentados a ônibus, escolas, postos da Guarda Civil Metropolitana e da PM.
JÚNIOR foi assassinado na frente da filha de 8 anos. Ele fazia compras com a criança e a mulher no sacolão municipal de ITAQUAQUECETUBA, na Avenida JOAQUIM MANUEL DE MACEDO, 743, no PARQUE MARENGO, quando dois assassinos chegaram. JÚNIOR foi atingido no peito, pescoço e braços e morreu no Hospital SANTA MARCELINA. Ele trabalhava no GIR (GRUPO DE INTERVENÇÃO RÁPIDA), criado pela Secretaria da Administração Penitenciária para conter tumultos e rebeliões nos presídios. 

O governo de SÃO PAULO vai indenizar a família do motoboy ALEXANDRE MENEZES DOS SANTOS, de 25 anos, morto no último dia 8 de maio, após ser  espancado no bairro CIDADE ADEMAR, na zona sul da capital. Quatro PMs do 22º BPMM suspeitos de cometerem o crime estão presos no Presídio ROMÃO GOMES. O Governador ALBERTO GOLDMAN assinou na quinta-feira o decreto que autoriza o pagamento à família da vítima. Os comandantes do Batalhão e Companhia aos quais pertenciam os policiais militares foram afastados.
Parentes e amigos se reuniram hoje à noite, na Igreja São José, para a missa de sétimo dia da morte de ALEXANDRE. Vestindo camiseta com a foto do filho, a mãe, MARIA APARECIDA DE MENEZES, sentou-se na primeira fileira. ELZA PINHEIRO DOS SANTOS, mãe do motoboy EDUARDO PINHEIRO DOS SANTOS, morto em 10 de abril, também vítima de espancamento de PMs, chegou no meio da missa. Emocionadas, eles passaram o resto do tempo de mãos dadas.

Passaram para a reserva o TENENTE-CORONEL PM MARCOS ANTÔNIO CARCHEDI e o MAJOR PM JULIANO CAMPOS DE AZEVEDO, de acordo com publicação em Diário Oficial de hoje. O CARCHEDI pertencia à ESB. Nasceu no dia 30 de março de 1953. Entrou na PMESP no dia 13 de fevereiro de 1975. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1980; 1º TENENTE – 24 de maio de 1984; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 24 de maio de 1999; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2004.
O MAJOR PM AZEVEDO pertencia ao CPA/M-9. Nasceu em 12 de março de 1963. Entrou para a Corporação em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1986. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1987; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1989. Não tenho as datas de suas outras promoções.

O PAPA BENTO XVI atualizou durante sua viagem a PORTUGAL a mensagem confiada pela VIRGEM aos três pastorzinhos, em 1917, ao associar as profecias com os escândalos de pedofilia que abalam a Igreja; “Estaria enganado quem pensasse eu a missão profética de FÁTIMA foi cumprida. O homem pôde desencadear um ciclo de morte e terror, mas não consegue interrompê-lo”, destacou ele no local onde, segundo a tradição, foram relatados às crianças os três segredos: a ascensão e queda do comunismo, a Segunda Guerra Mundial e o atentado ao PAPA JOÃO PAULO II, em 1981. Sobre as chamadas Profecias de FÁTIMA, o pontífice afirmou que a terceira mensagem deixada pela VIRGEM se relacionava com o atentado ao falecido pontífice, na PRAÇA DE SÃO PEDRO do VATICANO, mas também sobre os sofrimentos da Igreja, e que a “novidade” descoberta agora, dez anos após sua publicação, é que a revelação é para todo o mundo, para todos os papas que fazem parte da Igreja. “A Igreja tem profunda necessidade de voltar a aprender a penitência, de aceitar a purificação, de aprender o perdão e a necessidade de justiça, já que o perdão não substitui a justiça”, assegurou.
Durante a tradicional procissão noturna das velas, na cidade de FÁTIMA, o PAPA denunciou que a humanidade “sofre e está ferida”, e que a fé corre o risco de se apagar em muitas partes do mundo.
Antes de entrar no avião para iniciar a viagem de volta ao VATICANO, BENTO XVI se despediu de PORTUGAL com sua bênção apostólica, que espera ser “portadora de esperança, paz e valor”.   

O menino JEAN (nome fictício). De 11 anos, o haitiano encontrado em SÃO PAULO após cair em uma rede de tráfico de pessoas, pode ter vindo por rotas usadas pelo tráfico de drogas e de armas. A afirmação é do desembargador ANTÔNIO CARLOS MALHEIROS, coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, que acompanha o caso. MALHEIROS disse que o menino saiu do HAITI de avião, mas não sabe a data exata do início da viagem. 
O desembargador afirmou não conhecer outro caso em que a capital paulista tenha sido usada como parte de uma rota de tráfico de seres humanos. O caminho descrito pelo desembargador é diferente daquele citado pelo cônsul do HAITI em SÃO PAULO, GEORGE SAMUEL ANTOINE. Ambos conversaram com o garoto, mas em locais diferentes. Em comum, um país: a GUIANA FRANCESA. O cônsul diz ter ouvido, além da GUIANA, “talvez o SURINAME”, segundo afirma.

Terroristas atacaram hoje jogadores e público em uma partida no norte do IRAQUE. Pelo menos 25 pessoas morreram e outras 120 ficaram feridas. A tragédia ocorre no momento em que a AL-QAEDA alertou para “dias sombrios tingidos de sangue” para a maioria xiita do país.
As explosões ocorreram em TAL AFAR, cidade habitada predominantemente por turcomanos xiitas (um dos ramos do islamismo), e situada cerca de 60 quilômetros a oeste da violenta cidade de MOSSUL, onde insurgentes islâmicos sunitas, como os da AL-QAEDA, permanecem ativos.
O atentado aconteceu quando um homem entrou com uma caminhonete picape cheia de explosivos no campo de futebol, atingindo os atletas, enquanto dois homens-bomba atacaram a multidão de torcedores.   

2 011     :   -     SÁBADO
Vamos trabalhar no computador na tentativa de reorganização de minhas memórias. Os eventos de CAÇAPAVA e SÃO MIGUEL PAULISTA, principalmente, ocasionaram o atraso no registro dos acontecimentos. Atualizo o dia 14 de maio para colocação no meu blog. O TENENTE NATANAEL manda-me o roteiro da cerimônia do 79º Aniversário do DIA DA JUVENTUDE, realizada ontem, e coloco-o no blog, onde aparece as autoridades que foram homenageadas na sexta-feira.

A tradicional FESTA DE SÃO VITO, no BRÁS, região central de SÃO PAULO, começou hoje com atrações gastronômicas e música típica italiana na Rua FERNANDES SILVA, altura no número 96. Na abertura da 93ª edição foi apresentada a relíquia “IL BRACCIO DI SAN VITO”, pela primeira vez no BRASIL. Cerca de 4 mil pessoas são esperadas a cada fim de semana.

Moradores de SANTANA DO PARNAÍBA, na Região Metropolitana de SÃO PAULO, encontraram os corpos de duas adolescentes em um matagal no bairro CIDADE SÃO PEDRO. RAIZZA TAVARES CRUZ e ELAINE SERRA GOMES DA CRUZ, ambas de 13 anos, estavam desaparecidas desde o dia 5 de maio. Segundo a polícia, não haviam marcas de tiros, facadas ou de violência sexual nos corpos, que estavam em estado de decomposição avançada. A suspeita é que elas tenham sido envenenadas com algum tipo de droga.

A TV GLOBO divulgou ontem uma nota informando que o diretor e ator MARCOS PAULO, de 60 anos, está em tratamento por conta de um tumor no esôfago. Ele continua trabalhando como diretor do núcleo responsável pelo humorístico OS CARAS DE PAU. No cinema, está concluindo ASSALTO AO BANCO CENTRAL, sua primeira incursão cinematográfica como diretor, com estréia marcada para 22 de julho. “Tenho me cuidado muito e mantido meu ritmo normal de trabalho”, disse MARCOS PAULO. O tumor é pequeno e o tratamento tem prognóstico favorável.

O senador EDISON LOBÃO FILHO sofreu grave acidente na noite de 12 de maio, quando seu carro bateu de frente com outro na estrada entre SÃO LUÍS e PAÇO DO LUMIAR. Levado por outro veículo até a capital maranhense, o filho do ministro EDISON LOBÃO (MINAS E ENERGIA) passou por cirurgias e está internado no Hospital UDI, com fraturas na bacia, no nariz, no fêmur e em duas costelas. Seu estado inspira cuidados. Ele está sedado e respira por aparelhos, mas, segundo a equipe médica, não corre risco de morte. Chovia na hora do acidente e o parlamentar estava sozinho no veículo. Não há notícia dos ocupantes da caminhonete.

A Academia Sueca que concede o NOBEL informou hoje que a escritora e poeta existencialista BIRGITTA TROTZIG morreu neste sábado, aos 81 anos, em ESTOCOLMO, depois de longa enfermidade. Ela, que fazia parte da academia desde 1993, com o livro FROM THE LOVERS´LIVES. Outro destaque de sua carreira é a obra THE EXPLOSED.

O diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), DOMINIQUE STRAUSS-KAHN, foi detido hoje, em NOVA YORK, acusado de uma suposta agressão sexual contra uma arrumadeira em um hotel de TIMES SQUARE, segundo a DOW JONES, citando informações do THE WALL STREET JOURNAL. Um oficial com conhecimento no caso disse eu o diretor foi levado pela polícia após ser retirado de um avião no Aeroporto Internacional JOHN F. KENNEDY, quando embarcava para PARIS.
Segundo o oficial, a suposta vítima teria sido agredida dentro do quarto em que STRAUSS-KAHN estava hospedado. Ainda de acordo com a mesma fonte, a arrumadeira teria informado os colegas de trabalho sobre o caso e estes alertaram as autoridades.
STRAUSS-KAHN assumiu o posto de diretor-geral do FMI em novembro de 2007, para mandato de cinco anos. Indicado pela UNIÃO EUROPÉIA, a escolha deu-se por consenso no Conselho Executivo do organismo, que representa os 185 países-membros. De 1997 a 1999 foi ministro de Finanças da FRANÇA e responsável pela redução do déficit público para que o país adotasse o euro como moeda. Nasceu em PARIS em 1949 e passou parta da infância no MARROCOS. Casado com a jornalista francesa ANNE SINCLAIR, tem três filhos.

Eleito em março, MICHEL MARTELLY assumiu hoje o governo haitiano prometendo reconstruir a capital, devastada após o terremoto de 2010. Disse ainda que vai desenvolver o interior, construir um Exército moderno e encontrar meios de financiar o sistema de educação haitiano.

A popularidade de BARACK OBAMA atingiu o seu maior índice em dois anos depois da morte de OSAMA BIN LADEN, mas esta evolução no apoio ao presidente não refletiu em crescimento nas intenções de voto para a disputa da reeleição em novembro de 2012. Para analistas, apesar de a ação contra o líder da AL-QAEDA ter fortalecido a imagem do presidente, a economia deverá ser mais decisiva para definir se ele conseguirá ocupar a CASA BRANCA por mais quatro anos.
Segundo avaliação do Instituto GALLUP, “o aumento na aprovação de OBAMA depois da missão contra BIN LADEN não está relacionada a uma maior vontade em apoiá-lo na reeleição de 2012. O crescimento deveu-se muito mais a uma elevação da popularidade do presidente entre os republicanos do que entre os independentes e democratas, provavelmente porque o partido opositor apresenta um suporte maior para o assassinato de BIN LADEN. Como os membros desse bloco conservador dificilmente mudariam de lado, “seria necessário um evento eu atraísse mais apoio entre os independentes”, como melhores resultados econômicos.   

2 012      :         -      SEGUNDA-FEIRA
Um dia chuvoso, bastante desagradável. Consigo atualizar o dia 14 de maio, apesar de um bloqueio que estava acontecendo em suas páginas (uma cópia irregular de algo que fiz da Internet). Isso me toma um certo tempo desta manhã. Vamos arquivar na hemeroteca VENTURA mais um livro de janeiro de 2010. O espaço está ficando cada vez mais pequeno.
Chego à Sociedade por volta das 13 horas. Já estou sendo convidado pelo OLIVEIRA para ir almoçar. A tal CPI DO CACHOEIRA é a tônica das conversas ao redor da mesa. Cada um dá sua opinião, mas se percebe claramente que há algo por detrás de tudo isso, ou seja, a prescrição do processo do mensalão. E com isso os maus políticos vão encontrando jeito de se safar de suas pilantragens.
Não fico muito tempo no MMDC. Assim que chego do almoço encontro o WÁLTER TAVERNA. Veio buscar os convites para a solenidade do dia 20 de maio, ou seja, do próximo domingo, na BELA VISTA.
Às 15 horas estou chegando à Associação Comercial. Com o tempo chuvoso, poucas pessoas comparecem nesta tarde: FRANCISCO GIANNOCCARO, coordenador; FRANCES DE AZEVEDO, secretária; HELLIODORO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, ELÓY, MAJOR PM PÍCOLI, MARCELO, EDIMARA DE LIMA, VILMA GAGLIARDI, LUIGI. O coordenador começa a reunião falando do projeto das bandeiras nas escolas por ocasião das comemorações do 9 de Julho. No CIEE haverá um seminário sobre a Revolução de 32 no dia 5 de julho, que começará às 8:30 horas e terminará às 11:30 horas. A solenidade proposta pela Associação Comercial, através de seu Conselho Cívico e Cultural, será na Assembléia Legislativa no dia 2 de julho, com início marcado para 17 horas. O problema é que está marcado um evento sobre a revolução também na Câmara Municipal, no mesmo dia, às 19 horas. Alguma coisa vai ter que mudar.
LUIGI, o sacerdote do MARCO DA PAZ, fala de sua viagem ao MÉXICO. Os conselheiros o aplaudem pelo seu grande trabalho conhecido no mundo todo. É algo espetacular o que o LUIGI vem fazendo.
ATA DA 17ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2011 / MARÇO 2013, REALIZADA EM 14 DE MAIO DE 2012, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR (SALA TS 1-2-3) DO EDIFÍCIO-SEDE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, RUA BOA VISTA, 51.
Sob a presidência do Coordenador Francisco Giannoccaro, realizou-se reunião supra declinada, com a presença dos membros constantes da lista anexa. Justificadas as ausências de: Antonio Augusto Bizarro, Antonio Resende, Giambattista Serra di Nervi, Jácomo Spampinato Neto, José Cordeiro Neto, Lauro Ribeiro Escobar, Maria Cecília Naclério Homem, Milton Fernandes, Miriam Ito Tanaka, Nelly Martins Ferreira Candeias, Og Pozzoli e Paulo Tenório da Rocha Marques. Após as boas vindas, o Coordenador Francisco Giannoccaro, coloca a ata anterior em votação, que foi aprovada. Expediente de Secretaria: Projeto da Bandeira Paulista: As seguintes distritais, ainda, não deram retorno: Butantã, Ipiranga, Lapa, Noroeste, Penha, Sudeste, Santo Amaro e Tatuapé. Que a secretária faça novo apelo. Recebido convite do IHGGS para evento de posse de novo membro. Agradecer e enviar justificativa de nossa ausência. Estivemos no CIEE (Coordenador e Frances) a convite do Dr. Luiz Gonzaga Bertelli para participar do evento sobre a Revolução de 32, no dia 05 de Julho, das 8h30 às 11h30. Contudo, também, vamos realizar evento alusivo no dia 2 de Julho na Assembleia Legislativa de São Paulo (José Antônio Barros Munhoz: presidente), às 17 horas. Brevemente enviaremos convite. As comemorações dos oitenta anos da Revolução de 32: 19 de Maio, às 15 horas, na sede da Sociedade Veteranos; Colégio Santo Ivo: eventos em comemoração ao seu aniversário de 45 anos. Eventos de 07 a 19/Maio, sendo dia 17 de Maio Missa de Ação de Graças. O professor José Carlos de Barros Lima é nosso companheiro. Enviar ofíciocumprimentando-o. Quanto ao andamento dos preparativos para nosso evento de 2 de Julho: Participação do coral do Instituto Baccarelli. Guarda de Honra da PM. Os convites serão elaborados pela Assembleia, devendo constar o nome da ACSP. Protocolo, coquetel. O local comporta 400 pessoas. Coordenador solicita o comparecimento de todos aos eventos declinados. Palavra aberta: Mario Fonseca Ventura: vários são os eventos promovidos pela Sociedade Veteranos de 32. Palestras na Academia do Barro Branco, Santo André, na OAB/SP (22/Maio às 19 horas); no dia 19 de Maio (Sábado) a partir das 15 horas será na sede da Sociedade, com música, coquetel. Dia 20/Maio no Bixiga, a partir das 9 horas. Em Itapira, Itapetininga, Campinas outras comemorações alusivas aos oitenta anos da Revolução de 32. Inclusive, já temos solenidades agendadas para o segundo semestre. Todos os convites foram enviados via e-mail. Que há 42 heróis de 32 vivos. As famílias não dão a devida atenção, infelizmente. Ao falecer, o herói tem seus bens (capacetes, medalhas, etc.) dispersados. Heliodoro Pereira de Sá: sugeriu cumprimentar a Rádio Bandeirante pelos seus 75 anos de existência, através de José Paulo de Andrade, apresentador do programa “O Pulo do Gato”, pela atenção ao nosso Conselho. (Coordenador aprova a ideia). Gaetano Brancati Luigi: chegou do México, onde o Rotary Internacional convidou-o a participar de conferência sobre crianças da periferia com projeto a partir do Marco da Paz. São crianças sofridas, maltratadas. O mundo está desajustado, comprometido. Não se vê mais afeto, atenção. Pouco respeito. Cada um só se preocupa consigo. A desumanidade impera. Só através da educação da criança conseguiremos iluminar a humanidade e termos um amanhã melhor. Em 9 de Setembro será inaugurado o Marco da Paz na Calábria. Coordenador Francisco Giannoccaro relata que teve reunião com Marcelo Cypriano, que pretende sair candidato a vereador. Vamos torcer por ele. Pedro Paulo Penna Trindade: que Luigi é como uma abelha operária. Estive com ele no México. Seu trabalho é magnífico. Relata que participou, em nome de nosso Conselho, de evento na Assembleia Legislativa, em homenagem aos heróis da Força Expedicionária Brasileira, onde declamou o poema de Cecília Meirelles “Balada do Saldado Batista”. Remeterá via e-mail para todos. Frances de Azevedo: que Luigi será homenageado em solenidade pela Distrital Centro, no dia 15 (amanhã) 18h30, na Rua Nestor Pestana, 147, mais uma vez, por seu trabalho na divulgação da Paz. Que o Projeto de Poesia Pela Paz deste ano, já está tramitando na Escola Coronel Domingos Quirino Ferreira. Que já tem o nome da escola para entrega da Bandeira Paulista. Falta acerta dia e hora. Edimara de Lima: que recomenda o livro Educação e a Paz, Editora Papirus, de Maria Montessori, onde há relatos sobre suas conferências realizadas na Europa. Uma frase da autora chama sua atenção: “Aos políticos cabe a resolução dos conflitos. Às escolas cabe a construção da paz”. Quem trabalha ou quer trabalhar pela paz, este livro é fantástico. Heliodoro Pereira de Sá: que o artigo: Retalhos da Nação, publicado no D.O. de 27/fev/2012, versa sobre a criação de mais seis Estados, onde o país teria “33 Estados, três territórios (Roraima, Amapá e Solimões) e o Distrito Federal”.tal proposta tramita na Câmara Federal e no Senado. O mestre em Geografia José Donizete Cazzolato relata tal fato em seu livro lançado no final de 2011: “Novos Estados e a divisão territorial do Brasil – uma visão geográfica”. Arlindo de Souza Pícoli: tal ideia acarretará em mais despesas para a nação. Francisco Giannoccaro: que Fernando Henrique Cardoso foi homenageado pelo Senado Americano, recebendo título por seus feitos em sociologia e política. Tal nos honra, pois a política por ele adotada quando presidente foi muito boa, com repercussão até os dias de hoje. Remeter ofício de cumprimentos. Ainda, o coordenador faz menção à fala da Presidente Dilma Rousseff sobre a passagem do Dia das Mães e o lançamento do Programa “Brasil Carinhoso”. Que o valor de R$70,00 por pessoa, com filhos de até 6 anos de idade, prometido por ela, trará o aumento da família. Querem abafar o mensalão. Collor está dando as cartas e nós estamos silentes. Edimara de Lima: A revista Veja vem retratando tais questões: como os e-mails pesados de João Cachoeira; como o governo maneja certos termos na internet a seu favor. Manipulação das redes sociais. O assunto é grave. Marcelo Cypriano: Seria interessante que todos acompanhassem o blog de Reinaldo Azevedo para saber o que está acontecendo. Este blog é da Veja, de alta qualidade. O Lula está interessado na eleição da Venezuela. Portanto o Foro de São Paulo está firme. Dilma mexeu na poupança de forma arbitrária. O mensalão, sem solução. E a Comissão da Verdade? O momento é de crise total. Coordenador Francisco Giannoccaro: O momento é importante no Brasil. Quais os rumos a tomar, esta é a questão que se coloca. O jovem não lê jornal. Temos que encontrar um meio de nos aproximarmos dele. Nada mais sendo dito, o Coordenador Francisco Giannoccaro agradece a todos e dá por encerrada a presente reunião. Esta é assinada por ele e pela secretária Frances de Azevedo.
Francisco Giannoccaro                                                 Frances de Azevedo
Coordenador                                                                Secretária
A reunião termina mais cedo. FRANCES DE AZEVEDO comparece à Sociedade nesse final de tarde. Os cadetes que estão a caminho para me buscar e levar à Academia de Polícia Militar do Barro Branco estão atrapalhados no trânsito. Vão chegar quase às 19 horas e isso vai fazer com que a palestra proposta para esta noite para a Turma Constitucionalistas de 32 se atrase um pouco.
Na APMBB sou recepcionado pelo Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, CORONEL PM MAURICIO WISSHAUPT PEREZ,  CAPITÃO PM GILVAN, outros oficiais e um grupo de cadetes. Entregam-me, já no salão nobre, o Convite:
“O Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WISSHAUPT PEREZ e os Alunos-Oficiais do 1º Ano do curso de Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, sentir-se-ão honrados com a presença de Vossa Excelência e Excelentíssima Família na solenidade de entrega de Espadim 2012 da Turma Constitucionalistas de 1932”.
O orador da noite explica que “nos dias 14, 15 e 17 de maio de 2012, esta Casa-Mãe junto ao Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha realizarão um ciclo de palestras, visando aperfeiçoar os conhecimentos dos novos alunos do curso de bacharelado em ciências polícias de segurança e ordem pública. O Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha nasceu com a missão precípua de cultuar e difundir a memória da revolução de 32, enaltecendo a participação da Academia do Barro Branco na aludida epopéia. O presente ciclo de palestra possui o escopa de fomentar nos novos cadetes do Barro Branco os valores deixados pelos momentos históricos em que esteve presente os valorosos alunos desta nobre instituição de ensino.”
É composta a mesa diretora: o CAPITÃO PM GILVAN ALMEIDA SANTOS – Oficial de ligação do Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha convida para compor a mesa dos trabalhos – Coronel PM MÁRIO FONSECA VENTURA – Aluno Oficial da Policia Militar JOSÉ RICARDO NAHRLICH JÚNIOR, presidente do Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha – Aluno Oficial LUAN ROSSI KLINK, Presidente do Diretório Acadêmico XV de Dezembro.
O CAPITÃO PM GILVAN ALMEIDA SANTOS faz a abertura oficial dos trabalhos e, em seguida, passo a discorrer sobre “A REVOLUÇÃO DE 32- ASPECTOS GERAIS”.
Após a palestra atendo a perguntas feitas por vários cadetes sob diferentes momentos da revolução. O orador encerra o trabalho “em agradecimento ao conhecimento que nos foi disseminado, bem como a ilustre presença desta autoridade, que mesmo com uma agenda atribulada reservou um tempo para colaborar com o “Ciclo de Palestras aludido à revolução de 1932”, enaltecendo este resgate valoroso que está sendo realizado pelo Comando desta casa centenária junto ao Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha, chamamos a frente para entregar um certificado de participação e uma lembrança para o palestrante o aluno oficial JOSÉ RICARDO NAHRLICH JUNIOR, Presidente do Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha. Acompanha o ato o CAPITÃO PM GILVAN ALMEIDA SANTOS”.         
A placa recebida contém os seguintes dizeres:
Academia de Polícia Militar do Barro Branco – São Paulo
Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha
Ciclo de Palestras 2012
O Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha agradece a Vossa Senhoria pela excelente palestra ministrada ao corpo de cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
Ainda o Aluno Oficial NAHRLICH e um seu companheiro trazem-me até em casa nesta noite chuvosa, mas muito significativa para mim. Retornei ao “NINHO DAS ÁGUIAS” para cumprir a missão que me foi dada de transmitir os conhecimentos que adquiri a respeito da Revolução Constitucionalista de 1932 e, principalmente, ver frutificada a minha teimosia de longos anos de fundar o Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha no seio da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Criado em 3 de abril de 2009, essa é a terceira Diretoria que cuida dos destinos do núcleo.

Nem a chuva e o frio atrapalharam a grande festa que marcou a solenidade comemorativa ao segundo ano de recriação do Comando de Policiamento de Trânsito da Policia Militar do Estado de São Paulo, na tarde desta segunda-feira, no ANHEMBI. Na oportunidade foram homenageados policiais militares, autoridades civis e ex-comandantes do CPTran. Estiveram presentes: CORONEL PM Res ÁLVARO BATISTA CAMILO, ex-Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM AIRTON ALVES DA SILVA, Comandante da Coordenadoria Operacional da PMESP, CORONEL PM MARCOS ROBERTO CHAVES DA SILVA, Comandante do Policiamento da Capital, CORONEL PM ANTÔNIO MARIN, Comandante do CPA/M-3, CORONEL PM Ref UBIRAJARA SPINOLA BRAVO, primeiro Comandante do CPTran; CORONEL PM HERVANDO LUIZ VELOZO, atual comandante; CORONEL PM Res JOSÉ FRANCISCO GIANNONI (subprefeito de SANTANA/TUCURUVI), CORONEL PM Res EDUARDO JOSÉ FELIX DE OLIVEIRA (subprefeito da PENHA), Deputado Estadual MAJOR PM OLIMPIO GOMES, CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, GUARDA LUIZINHO, PAULINHO LEE, JOÃO CARLOS DIAS, Deputado Estadual CELINO CARDOSO, TENENTE-CORONEL PM GERSON LIMA DE MIRANDA (Comandante do 4º BPMM), MURILO BISPO, RONALDO CAMARGO, Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras.

O arquiteto OSCAR NIEMEYER, de 104 anos, foi transferido da UTI para o quarto do Hospital SAMARITANO, no RIO DE JANEIRO. Ele está internado há 12 dias para tratar um quadro de pneumonia e desidratação. Segundo boletim médico do hospital, o estado de saúde de NIEMEYER continua estável, sem previsão de alta. O tratamento com antibiótico que ele vinha recebendo desde o início da internação foi suspenso no final de semana.

FÁBIO ZAMBON, 28 anos, sobreviveu a uma tentativa de execução nesta madrugada, após seu carro ser atingido por 19 tiros. Por volta das 5:45 horas, ZAMBON dirigia seu HONDA CIVIC preto na altura no número 11000 da Avenida SAPOPEMBA, zona leste, quando um ECOSPORT de cor clara parou ao seu lado. De dentro do automóvel, criminosos começaram a disparar várias vezes. De acordo com informações da Polícia Militar, criminosos em outro veículo perseguiram a vítima antes do atentado. A principal linha de investigação da polícia é a de que ZAMBON tenha sido vítima de um acerto de contas. Segundo o delegado ROBERTO MENEZES, titular do 59º DP (TEOTÔNIO VILELA), onde o caso foi registrado como tentativa de homicídio, a vítima tem passagem criminal por receptação em 2007. Dos 19 tiros, três atingiram ZAMBON no tórax, abdômen e braço. No início da tarde a vítima passou por cirurgia para retirada dos projéteis e, até a noite seu estado era grave e ele não podia prestar depoimento.  

O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, autorizou CARLINHOS CACHOEIRA a não comparecer à sessão de amanha da CPI que apura as ligações do contraventor com políticos. CELSO DE MELLO baseou o seu despacho em várias decisões anteriores do STF que reconhecem o direito de qualquer pessoa sob investigação de ter acesso ao material sobre o caso antes de prestar depoimento. Parlamentares negam que ele não tenha tido acesso.

As declarações dos integrantes da COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE, que será instalada no dia 16 de maio, indicam que eles se dedicarão à investigação de violações de direitos humanos cometidas por agentes do Estado no regime militar. Os atos de terrorismo praticados por militantes de esquerda ficarão de fora. “O único lado é o das vítimas”, disse o diplomata PAULO SÉRGIO PINHEIRO, um dos integrantes da comissão.

ÉLIO ZILLO ainda era muito jovem quando amigos o convidaram para entrar na política em JUNDIAÍ. Funcionário do INSS e carismático, ele não media esforços para atender a quem o procurasse. “Havia filas e mais filas na porta de nossa casa, de domingo a domingo, e o ÉLIO nunca deixou ninguém ir embora sem resposta”, conta a mulher, MARIA CRISTINA GRAÇON ZILLO, com quem teve dois filhos e conviveu por 35 anos. “Ele não sabia falar não”, resume MARIA CRISTINA. Ela conta que o marido contribuía para todas as instituições sociais da cidade. “É impressionante” Só fiquei sabendo disso recentemente porque as pessoas começaram a ligar para casa. Acho que desde que nasceu ele praticava a caridade. Ele era totalmente desapegado dos bens materiais”, diz. Nascido em família espírita, ZILLO também fazia palestras e chegou a trabalhar como locutor na RÁDIO DIFUSORA da cidade antes de se candidatar a vereador pela antiga ARENA. Ele exerceu mandato por duas legislaturas, de janeiro de 1973 a janeiro de 1983. No biênio 1979/1980 assumiu a presidência da Câmara Municipal da cidade. “Naquela época, vereador não tinha salário e, mesmo assim, ele se licenciou do INSS para se dedicar totalmente à política”, conta MARIA CRISTINA. Após se aposentar no serviço público, ZILLO cursou faculdade de direito e passou a advogar na área previdenciária. MARIA CRISTINA, formada professora, seguiu o exemplo do marido e acabou sócia dele no escritório. Recentemente, ZILLO teve um problema repentino no duodeno, que afetou o pâncreas, e não resistiu. Morreu hoje aos 71 anos. Nasceu em 1971.

A instabilidade política na GRÉCIA provocou hoje nova onda de choque no mercado financeiro global. Preocupados com a possibilidade da saída de ATENAS da zona do euro, os investidores levaram as bolsas de valores ao vermelho. No BRASIL, o dólar se aproximou de R$2 e o IBOVESPA fechou no menor nível do ano. Pesaram para os investidores as recentes declarações de autoridades da UF, segundo as quais a GRÉCIA terá de sair do euro se não cumprir os acordos de austeridade. Em outro sintoma da crise, a agência de classificação de risco MOODY´S anunciou o rebaixamento no crédito de 26 bancos italianos. Em meio ao impasse para a formação de novo governo, o presidente da GRÉCIA, CAROLO PAPOULIAS, propôs hoje a criação de um gabinete de “notáveis”, isto é, pessoas de fora dos círculos políticos. A proposta deve ser discutida até o dia 17, quinta-feira. Se for rejeitada, novas eleições serão convocadas.

Combates entre rebeldes e as forças do regime de BASHAR ASSAD deixaram hoje ao menos 32 mortos, disseram ativistas. Os confrontos mais sangrentos ocorreram na cidade de RASTAN, centro, onde forças da oposição disseram que os rebeldes mataram 23 soldados após um intenso bombardeio ter matado nove civis. A ARÁBIA SAUDITA, por sua vez, afirmou hoje que a persistente violência na SÍRIA está afetando o plano de paz da ONU e da LIGA ARABE estipulando uma trégua e o início do diálogo entre as partes em conflito.

A guerrilha das FARC anunciou que pretende libertar em breve o jornalista francês ROMEO LANGLOIS, seqüestrado duas semanas atrás quando acompanhava uma operação do Exército colombiano. O grupo rebelde pediu a formação de uma comissão – para quem pretende entregar LANGLOIS – chefiada pela ex-senadora colombiana PIEDAD CÓRDOBA do Comitê Internacional da CRUZ VERMELHA e do presidente eleito na FRANÇA, FRANÇOIS HOLLANDE.  

2 013       :     -      TERÇA-FEIRA
O Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador JOSÉ AMÉRICO, tem a honra de convidar para a Sessão Solene em homenagem às Policiais Militares Femininas do Estado de São Paulo, por iniciativa do Vereador CORONEL PM CAMILO.
DIA 14 DE MAIO, ÀS 19:30 HORAS, NO SALÃO NOBRE.

Pela Internet, vejo imagens da solenidade em PIRACICABA, no dia 11 de maio, postadas no blog da Academia Piracicabana de Letras e também no blog da MARIA HELENA, presidente do núcleo de JAGUARIÚNA. A repercussão do evento foi enorme.
Na van que me transporta para a cidade de SÃO PAULO, por volta das 12 horas, vou ouvindo pela rádio do carro o anúncio dado pelo técnico LUIZ FELIPE SCOLARI a respeito da convocação dos jogadores para a COPA DAS CONFEDERAÇÕES, em junho. FELIPÃO opta por um grupo jovem, com pouca vivência em competições importantes. Dos 23 nomes apenas quatro já disputaram uma COPA DO MUNDO. O centro avante FRED integrava a seleção em 2006, na ALEMANHA. Já o goleiro JÚLIO CÉSAR, o zagueiro THIAGO SILVA e o lateral DANIEL ALVES estavam na ÁFRICA DO SUL em 2010. Uma das novidades foi a inclusão do atacante BERNARD, do ATLÉTICO MINEIRO. Ele tinha no currículo apenas uma convocação, para o Superclássico das Américas no ano passado. Outra surpresa ficou por conta da ausência de RONALDINHO GAÚCHO, chamado para os amistosos contra INGLATERRA e CHILE. O meia KAKA, que só teve oportunidade contra a RÚSSIA, este ano, também ficou de fora.
  
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro a MARINEI atrapalhada com os diplomas da Medalha MMDC, que será entregue aos associados no próximo sábado, dia 18. O CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS, nosso secretário, não está dando conta disso. A MARINEI comprou uma impressora a cores e ela mesma está confeccionando os diplomas. É um ato meritório dela. Procura solucionar um problema criado ultimamente, com a avalanche de solenidades marcadas em maio.
Procura também atender ANA MARIA DOMINGUES, que solicita a colocação das cinzas de seu pai, ex-combatente de 1932, FLORÊNCIO DOMINGUES DA SILVA, falecido em 8 de outubro de 1993. Ele nasceu em 7 de novembro de 1909. Seus restos mortais estão no Cemitério PARQUE DOS GIRASSÓIS, em OSASCO, e deverão ser exumados e transformados em cinzas.
Desde a última sexta-feira estou com problemas com o meu computador. Alguém o usou indevidamente e causou a entrada de vírus que o trava. Uso o computador da MARINEI para imprimir as páginas de 14 de maio.
Quase às 16 horas, chega o CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO. Ele vem conversar comigo sobre o ciclo de palestras marcado para a manhã do dia 22 de maio, na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO.
O CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO traz o seu livro “PRO BRASÍLIA”, que me presenteia. Traz um prefácio do CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia Cristã de Letras de São Paulo e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil:
EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, aos 92 anos bem vividos, continua a acrescentar, diariamente, novos alistados à legião de amigos e admiradores que cultiva com carinho e a encantar aqueles que, com ele, temos o privilégio de conviver.
Rigoroso e metódico, apaixonado pela vida, pelas personagens que construíram a história institucional de sua querida Polícia Militar, com seu humor fino, seu otimismo contagiante e sua memória privilegiada não é mais, tão somente, o maior historiador que a Força produziu, em quase dois séculos de história.
Como fa fênix, fez o Museu da Polícia Militar, hoje respeitável instituição de preservação da memória histórica, renascer das cinzas.
Explicou, como nunca antes se havia explicado, a dura decisão de Herculano de Carvalho e Silva assinar a paz em separado, poupando São Paulo e o seu povo da destruição que se desencadearia pela iminência da derrota militar em 1932. E recolocou Herculano, injustamente relegado ao ostracismo, no rol luminoso dos grandes Comandantes que lideraram a Força Pública bandeirante.
Por tudo o que escreveu, disse e fez, EDILBERTO se mesclou, se confundiu, se misturou com as personagens cuja memória perdida, por sua generosidade e inesgotável curiosidade pela pesquisa, resgatou, com lirismo e emoção, para as futuras gerações.
Assim, o historiador passou a ser, ele mesmo, o personagem mais admirável da própria história para cuja escrita foi o mais ativo colaborador.
Ativo, intelectualmente incansável, dotado de uma capacidade abundante de produzir conhecimento, EDILBERTO surpreende a cada dia.
Após nove décadas de vida, renuncia ao descanso e, com alma de menino, levanta platéias de alunos dos cursos de formação da Polícia Militar, recém-saídos da adolescência, que respondem ao seu discurso de historiador apaixonado com a turbulência feliz que indica que cativou novas almas.
Traz agora ao público leitor seu quinto livro – PRO BRASILIA – cujo título diz bem do propósito da obra.
De maneira didática, estribada em sólida pesquisa bibliográfica, descreve como as forças de segurança foram organizadas para responder, a cada época, ao apelo de sucessivas gerações, desde as origens de São Paulo até os dias presentes.
O título, resumindo perfeitamente a obra, dá-nos bem conta de que São Paulo, acima de tudo e antes de tudo, desenvolveu desde sua gênese a vocação de contribuir com a construção e a grandeza de um Brasil unido e forte.
Pela leitura de PRO BRASÍLIA, compreende-se, passo a passo, a modificação das estruturas da polícia ostensiva, no ambiente da segurança pública, que vai desaguar, nos dias atuais, em nossa POLÍCIA MILITAR, fortemente compromissada com a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana.
Degustemos juntos PRO BRASÍLIA. É um passeio à história, guiado pelas mãos seguras do mestre, cuja leitura aumenta a responsabilidade de nossa geração, pois se evidencia que a construção de uma Pátria e de suas instituições é uma tarefa sempre inacabada. Mas cada um de nós tem um compromisso indelegável perante nossa instituição, nossa sociedade e nossa Nação, que os que vierem depois de nós haverão de identificar e julgar. Jamais nos olvidemos disso, mostra-nos EDILBERTO.
E, caro leitor, não se surpreenda. Na expectativa de que o autor não me censure por esta inconfidência, sou obrigado a revelar-lhe um segredo.
EDILBERTO voltará em breve com novas contribuições à pesquisa histórica. A massa está pronta, fermentando e. dentro em pouco, nova fornada sairá a lume, deliciando o público com o olor do saber novo.             

No retorno para GUARULHOS, venho lendo PRO BRASILIA. A viagem passa muito depressa por causa disso. É um gênero de leitura que eu gosto.

Um protesto com cerca de 2,5 mil professores da rede municipal de SÃO PAULO em frente à Prefeitura interditou o VIADUTO DO CHÁ, na região central, nesta tarde. Os professores estão em greve desde o dia 3 de maio. Segundo o Sindicato dos Professores Municipais – SINPEEEM – entre as reivindicações estão aumento salarial, diminuição da quantidade de aluno por sala e segurança nas escolas.

O PALMEIRAS caiu nesta noite. Apesar do estádio lotado e da vontade dos jogadores, o VERDÃO não conseguiu assimilar o frango sofrido por BRUNO, aos 26 minutos do primeiro tempo. Mesmo nervoso, o time lutou, mas saiu derrotado pelo TIJUANA-MÉXICO por 2 a 1. Está fora da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. Eterno ídolo da torcida do PALMEIRAS, o ex-goleiro MARCOS foi ao PACAEMBU e acabou muito assediado pelos torcedores. Pena que a visita de SANTO não conseguiu inspirar seu amigo BRUNO, que falhou feio no começo do jogo e colaborou para e eliminação do VERDÃO diante do TIJUANA.   

Há uma semana, a companhia teatral Cemitério de Automóveis estreou a peça “BORRASCA”, que conta a história de três amigos e fala sobre amizade, traições, compreensão e decisões que precisam ser tomadas para prosseguir com as vidas dos que ficaram. Entre os atores do elenco estava PAULO DE TARSO. Além de atuar, THARSO era escritor, músico e professor de francês. Como cantor, violonista e guitarrista, participou de bandas com nomes bem-humorados, como A CASA CAIU e BIG BALLS. Em seu extenso repertório, compôs músicas em parceria com JORGE MAUTNER, FERNANDO CARVALHO e ALEXANDRE BESSA, entre outros. Nas peças em que atuou destaque para “MÚSICA PARA NINAR DINOSSAUROS” e “MEDUSA DE RAY BAN”. O artista, que tinha 52 anos, foi encontrado morto nesta terça-feira, dia 14 de maio, por seu pai no apartamento em que morava, na Avenida SÃO LUÍS, Centro de SÃO PAULO. A causa da morte está sendo investigada. O diretor do Cemitério de Automóveis, MÁRIO BORTOLOTTO, explicou, no FACEBOOK, o apelido carinhoso que deu ao amigo. “No seu livro ‘O DIA DE SANTA BÁRBARA’, tem um personagem que se chama ‘PICANHA’, apelido que ele fingia odiar. Ele dizia para todo mundo: “O MÁRIO me odeia. Ele me colocou esse apelido ridículo’. Ele sempre fazia isso. Ele gostava de dramatizar tudo. Foi por isso que eu o convidei para atuar no teatro. Porque ele sempre foi um ator nato. Ele vivia representando o tempo inteiro. E então ele dizia para todo mundo que eu tinha acabado com a vida dele quando coloquei esse apelido nele. Então um dia cheguei para ele e falei: ‘OK, PAULO, de agora em diante, já que você não gosta, eu nunca mais vou te chamar de PICANHA, vou sempre te chamar de PAULO DE THARSO, assim mesmo, com o nome completo’. Ele assentiu aparentemente satisfeito. No outro dia fiquei sabendo que ele falava para todos os nossos amigos: “O MÁRIO me odeia. Ele não me chama mais de PICANHA”. O corpo do ator está sendo velado no teatro da companhia e será enterrado no Cemitério GETHSEMANI.

Um homem de 44 anos se jogou do segundo andar do edifício onde mora com a família, em PIRACICABA, para proteger a mulher de um assalto. Ele sofreu várias fraturas, mas disse que faria tudo de novo. O caso aconteceu por volta das 21 horas do último dia 2, quando GILMAR GOMES esperava a esposa, NÚBIA, voltar para casa depois de sair com uma amiga. Ela parou o carro em frente à garagem e desceu do veículo para abrir o portão. Nesse momento, dois criminosos, que estavam escondidos, a abordaram. Segundo a mulher, um dos jovens era menor de idade e aparentava ter cerca de 15 anos. O marido, porém, estava na sacada e testemunhou a cena da mulher sendo abordada pelos assaltantes. Temendo que o pior pudesse acontecer, ele pulou da sacada, com cerca de oito metros de altura, para salvá-la. Com o susto, os bandidos fugiram levando o carro e a bolsa da mulher. Dois dias depois, o automóvel, que tem seguro, foi recuperado. Com o impacto da queda, ele fraturou o tornozelo, o braço e quebrou o joelho. Para se recuperar, foram cerca de 15 dias de internação, quatro cirurgias. Agora, deve ficar três meses em repouso.

CARLA TORRES SALGADO, delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, morreu hoje de madrugada. Segundo a Polícia Militar, a vítima caiu do 7º andar do prédio em que morava, no centro da cidade. De acordo com o delegado assistente da seccional, ÁLVARO DE SÁ, a delegada havia entrado de licença do cargo em abril por causa de problemas pessoais. “Sabemos que ela passava por problemas sérios, mas era algo muito pessoal”, disse.

Um soldado da ROTA foi baleado durante uma tentativa de assalto, na noite da segunda-feira, dia 13 de maio, em SAPOPEMBA. Ele estava em uma moto quando foi abordado por dois assaltantes em outra motocicleta. O soldado, cujo nome não foi revelado, se identificou como policial e reagiu após entregar a moto aos ladrões, mas acabou baleado quatro vezes. Um tiro atingiu a cabeça do PM. Como usava um capacete, o tiro não perfurou o crânio. O estado de saúde do soldado é considerado estável. Dois suspeitos foram detidos.

A Justiça de SÃO PAULO suspendeu hoje a norma que impedia policiais militares de socorrer vítimas de crime. O pedido havia sido feito em ação civil pública interposta pelo Ministério Público de SÃO PAULO. Em sua decisão, o juiz MARCOS PIMENTEL TAMASSIA afirma entender “que a inviolabilidade da vida e o direito à preservação da saúde e da vida, previstos respectivamente no artigo 5º, “caput”, e no artigo 196 da Constituição Federal não estão sendo assegurados na plenitude”. Para o juiz, o objetivo primordial da medida “não foi criar melhores condições de socorro a vítimas de crimes, mas sim estabelecer regras para preservação do local, com vistas à investigação criminal, valor esse secundário relativamente ao direito à Cida” e certos casos não podem esperar o SAMU.

O prefeito de FERRAZ DE VASCONCELOS, ACIR FILÓ, determinou nesta tarde a exoneração imediata de quatro dos sete médicos do SAMU da cidade acusados de adulterar o ponto com dedos de silicone. A investigação foi iniciada em 11 de março e prossegue por mais 60 dias. Dos sete médicos supostamente envolvidos no esquema, três pediram à administração municipal que fossem demitidos. A municipalidade decidiu acolher o pedido dos socorristas, por determinação do prefeito.

Um adolescente de 17 anos pegou escondido o carro do pai na noite de segunda-feira, dia 13 e bateu em três veículos na região da MOOCA, na zona leste da capital. Cinco pessoas ficaram feridas – entre eles, o menor que provocou os acidentes. O jovem estava acompanhado de um amigo de 16 anos. No momento em que passaram por um posto de gasolina, eles viram policiais militares que faziam ronda na região. Os PMs desconfiaram da atitude dos rapazes e começaram a persegui-los. Assustado, o adolescente passou a dirigir em alta velocidade e bateu em três veículos quando estava no Viaduto ALBERTO MESQUITA DE CAMARGO. Os jovens admitiram, depois, terem fumado maconha.

JOSÉ ROMANO NETTO, de 38 anos, é o proprietário da FERRARI SPIDER 458 que ficou destruída em um acidente no CEBOLÃO na noite do último domingo, dia 12. Segundo a testemunha, o veículo, que custou 2,1 milhões de reais, estava a cerca de 200km/h no momento do impacto. ZECA, como é conhecido, é freqüentador das rodas da alta sociedade do ABC. Ele é filho da empresária MARIA BEATRIZ SETTI BRAGA, a BIA BRAGA, detentora da concessão do transporte público de SÃO BERNARDO DO CAMPO. Ela confirmou que a FERRARI era do filho.     

A Coalizão Nacional Síria declarou que condena o suposto rebelde que mordeu o coração de um soldado das forças do presidente BASHAR AL-ASSAD e, caso a autoria seja comprovada, ele será julgado. Um vídeo mostra ABU SAKKAR, um dos fundadores do grupo rebelde FAROUQ BRIGAD, cortando o coração de um soldado morto.

O presidente do IRÃ, MAHMOUD AHMADINEJAD, pode ser condenado a 74 chibatadas ou a seis meses de prisão se forem confirmadas as denúncias de favorecimento político. No Parlamento, 150 dos 290 deputados o acusaram de beneficiar o ex-assessor ESFANDIAR RAHIM MASHAEL ao acompanhá-lo na inscrição como candidato à Presidência. O Conselho Guardião da Revolução, que supervisiona a vida política no país, anunciou que deve denunciá-lo por violar a legislação eleitoral.

A RÚSSIA declarou o norte-americano RYAN FOGLE “persona non grata” e ordenou que ele deixe o país o mais rapidamente possível. Terceiro secretário da embaixada dos EUA em MOSCOU, ele foi preso, hoje, em flagrante quando tentava recrutar um oficial da inteligência russa para trabalhar na CIA (Agência de Inteligência dos EUA). O episódio pode dificultar os esforços para melhorar a relação entre os dois países, em um momento em que eles tentam trabalhar juntos na questão síria. O americano foi detido na madrugada com um arsenal de espionagem. Além de uma grande soma em dinheiro, ele carregava equipamentos técnico e instruções escritas para o agente que tentava recrutar. Uma TV russa publicou fotos mostrando FOGLE detido e, aparentemente, usando uma peruca loira.

A decisão de ANGELINA JOLIE, atriz e símbolo sexual internacional, de retirar as mamas como prevenção do câncer causou comoção em toda a população. Especialistas explicam, porém, que a atitude da atriz só é válida em casos extremos. “A indicação de mastectomia para ANGELINA foi muito precisa, pois atualmente a cirurgia é indicada para pacientes com mutação de genes BRCA1 – o caso da atriz – e BRCA2”, explica DANIEL GIMENES, oncologista do Hospital OSWALDO CRUZ.
Em artigo escrito no “THE NEW YORK TIMES”, ANGELINA JOLIE disse que a morte da mãe, aos 56 anos, vítima de câncer, e a descoberta que ela carregava a mutação do gene BRCA1 a fez decidir pela retirada das mamas. “Muitas vezes falo com meu filhos da “mamãe da mamãe” e eu me vejo tentando explicar a doença que a levou para longe de nós. Eles perguntaram se o mesmo poderia acontecer comigo”, escreveu a atriz. O médico de JOLIE estima que ela tinha um risco 87% de ter câncer de mama e um risco de 50% de câncer no ovário. “Uma vez que eu sabia que essa era a minha realidade, decidi ser proativa para minimizar o risco tanto quanto eu poderia. Tomei uma decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva”, disse JOLIE, que reduziu de 87% pra 5% as chances de desenvolver câncer de mama. Além disso, a cirurgia da atriz incluiu a reconstrução dos seios com implantes. A decisão de JOLIE foi 100% incentivada pelo marido e também ator BRAD PITT. “Acho que a escolha de ANGIE, assim como de tantas outras mulheres e absolutamente heróica”, disse o ator para o “THE LONDON EVENING STANDARD”. “Tudo que eu quero é que ela tenha uma vida longa e saudável comigo e com nossos filhos”, completou BRAD.        

2 014    :      -      QUARTA-FEIRA
Manhã fria, destinada aos meus papéis. Atualizo o dia 14 de maio. Os compromissos desta semana ainda vão exigir certo esforço de minha parte. Amanhã, dia 15, iremos à Academia Militar do Barro Branco para participar da entrega das condecorações do nosso núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”. No sábado, dia 17, está programada uma viagem para CAMPINA DO MONTE ALEGRE, onde o Professor JEFFERSON BIAJONE planejou a entrega da Medalha ao Prefeito daquela cidade, além da entrega também de um Diploma de Honra ao Mérito, criado por ele, em nome do núcleo de CAMPINA DO MONTE ALEGRE.

Na Sociedade, MARINEI conta-me os momentos difíceis que passou ao lado de seu tio, de 72 anos, que morreu em decorrência da falência múltipla dos órgãos após sofrer uma parada cardíaca. Aos poucos, ela vai se recuperando desses dois últimos dias sofríveis. Dedica-se aos diplomas das medalhas que serão entregues nos próximos dias. WILLIAM MASCARENHAS a ajuda com relação ao Conselho de Honrarias e Mérito. Ele também entregou os ofícios de outorga do Colar “RUYTEMBERG ROCHA” para os CORONÉIS KENJI KONISHI e AUDI.
Professor ADILSON CÉZAR telefona-me. O Ofício que encaminhou o Projeto das Condecorações do Mérito Juventude Constitucionalista da Sociedade Veteranos de 32-MMDC chegou ao Conselho de Honrarias e Mérito. Ele dá parecer favorável e retornará para a Casa Civil do Governo a fim de publicação em Diário Oficial.
Tece comentários sobre o Projeto de Criação da Medalha “MARIA SOLDADO”, cujo encaminhamento foi um tanto tumultuado face atropelamento causado pelo 2º TENENTE PM JOSÉ FILHO. Ainda há alguma coisa para ser corrigida.
Recebo um telefonema do 8º DISTRITO NAVAL. O VICE-ALMIRANTE LISEO ZAMPRÔNIO não poderá receber a Medalha MMDC no dia 23 de maio, por estar empenhado em uma missão da qual não poderá faltar. O Comandante ALVES procurará acertar uma data após o 23 de maio, para a entrega da condecoração em solenidade reservada no 8º DN.
Mantenho um contato telefônico com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES sobre a solenidade de amanhã. Ele não sabia dos detalhes da entrega das comendas do Núcleo “RUYTEMBERG ROCHA”.
MAJOR PM ALUYSIO FRANCISCO GAMA BAIA manda-me o roteiro do evento programado para a noite de 23 de maio, em SÃO CAETANO DO SUL.
Por volta das 16 horas deixo o MMDC. Vou cometer um erro que me dá certa dor de cabeça. Quando chego ao Terminal ARMÊNIA embarco num ônibus que depois vou ver que não é o COCAIA, mas sim o VILA MOREIRA. Esse coletivo entra pela TRANQUILIDADE e passa pela Rua CABO ANTÔNIO e Avenida EMÍLIO RIBAS. Com isso, volto a um tempo já esquecido, ou seja, quando fazia todo esse trajeto por morar em GOPOÚVA, nos anos 1970. Revejo o Sanatório PADRE BENTO, a famosa CAIXA D´ÁGUA de GOPOÚVA, enfim, momentos em que eu era tenente. Depois sou obrigado a descer no ponto final desse ônibus e embarcar naquele que vai para o COCAIA.
Como amanhã cedo irei, às 6 horas, para a APMBB, procuro atualizar o dia 15 de maio nesta noite.        

Na primeira oportunidade como titular após a ida de VALDÍVIA para a seleção chilena, o meia MENDIETA mostrou que pode substituir o MAGO à altura. Hoje, no PACAEMBU, o jogador paraguaio brilhou na vitória do PALMEIRAS sobre o SAMPAIO CORRÊA, por 3 a 0. Com o resultado, o VERDÃO garantiu vaga para a terceira fase da COPA DO BRASIL. O próximo adversário será o AVAÍ, que eliminou o ASA, de ARAPIRACA.
A ARENA DA BAIXADA, um dos palcos da COPA DO MUNDO, foi reinaugurada hoje, cheia de remendos, e isso ficou muito claro no amistoso entre ATLÉTICO PARANAENSE e CORINTHIANS. Mas, dentro de campo, o FURACÃO não precisava repetir o desempenho de seu novo estádio. Jogando melhor, mesmo com muitos titulares poupados, o TIMÃO venceu e viu a torcida gritar “olé” e a do rival, revoltada, pedir a cabeça do técnico MIGUEL PORTUGAL. O resultado de 2 a 1 e até a inauguração do estádio ficaram em segundo plano para os alvinegros. O que todos queriam ver, mesmo, era a reestreia de ELIAS – FERRUGEM também fez o primeiro jogo, mas não agradou.
O CORINTHIANS vai encarar o BAHIA na terceira fase da COPA DO BRASIL. As datas dos confrontos, assim como quem fará o primeiro jogo em casa, ainda não foram definidas pela CBF. A equipe do NORDESTE se classificou hoje, depois de bater o AMÉRICA MINEIRO por 2 a 1, na ARENA FONTE NOVA. O confronto de ida havia terminado em 0 a 0.

Um vigia de banco fez sete reféns durante cerca de duas horas e terminou dando um tiro no próprio peito dentro da agência na qual trabalhava em uma das principais vias da VILA FORMOSA, na zona leste de SÃO PAULO, nesta manhã. Tanto a família quanto os colegas de trabalho acreditam em um surto. O segurança JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA, de 59 anos, chegou à agência do banco SANTANDER, na Avenida DOUTOR EDUARDO COTCHING, 1752, por volta das 8 horas. Pouco antes do local abrir, às 10 horas, OLIVEIRA rendeu com seu revólver calibre 38 o outro vigia do local e tomou a arma dele. Em seguida, ele também rendeu três funcionários, sendo dois homens e uma mulher, e três clientes, dos quais duas eram mulheres e um, homem. Todos foram levados para a sala do cofre, mas OLIVEIRA deixou claro que não tinha a intenção de roubar nada nem de machucar ninguém. O gerente do banco, que estava entre os reféns, conseguiu acionar o botão de emergência e a PM chegou ao local. “O vigia pediu a presença da mulher e que ela trouxesse uma camiseta em troca da libertação das três mulheres reféns”, explicou o CAPITÃO PM FÁBIO PELLEGRINI MARQUES PENTEADO. A camiseta tinha dizeres chamando a sociedade de “selva vagabunda” e pedia a volta das Forças Armadas ao poder. A negociação entre OLIVEIRA e a PM continuou e, aos poucos, ele foi liberando os outros reféns. O último foi o gerente do banco. Depois disso, o vigia colocou o revólver contra o peito e disparou. A munição ainda falhou, porém o segurança estava determinado e puxou o gatilho outra vez. A bala perfurou pulmão e foi parar no chão. OLIVEIRA está em estado grave no Pronto Socorro do TATUAPÉ.

Uma mulher morreu depois de pisar em uma bomba que estava dentro da mochila de seu filho, dentro da casa da família no bairro de CIDADE LÍDER, na zona leste. O acidente aconteceu nesta noite. A ajudante, MARIA JOSÉ BARBOZA DA SILVA, de 46 anos, pisou no artefato, o que provocou a explosão. O impacto foi tão forte que MARIA JOSÉ teve uma das pernas arrancada. Ela foi socorrida, mas morreu no hospital. A casa teve a estrutura comprometida e foi interditada pela Defesa Civil. As duas lajes do imóvel desabaram. No momento da explosão, duas crianças, de 10 e 6 anos, estavam na residência, mas não se feriram. Depois do ocorrido, o filho de MARIA JOSÉ, um homem de 28 anos, fugiu. Uma das filhas da vítima confirmou que seu irmão tem envolvimento com o crime e tinha hábito de esconder objetos ilícitos em casa. Ele é considerado suspeito pela polícia, mas não há mandado de prisão contra ele. A bomba tinha como base dinamite, utilizada por mineiradoras para explodir rochas e por bandidos para roubar caixas eletrônicos.

Em partidas de futebol sempre há torcedores muito fanáticos que extravasam suas emoções de maneiras às vezes inadequadas. Mas nada que se compare com o que aconteceu no dia 4, um domingo, em uma favela do RIO DE JANEIRO. Homens armados com fuzis dispararam diversas vezes depois que o time deles fez um gol.
Em um vídeo conseguido pelo jornal “EXTRA”, pelo menos cinco criminosos atiram para o alto durante 35 segundos. O VILA ALIANÇA CLUBE, o time que marcou o gol, seria apoiado pelo traficante RAFAEL ALVES, conhecido como PEIXE, apontado como o principal chefe do tráfico na comunidade de BANGU. Os bandidos portavam pelo menos cinco armas.

O governo turco decretou hoje três dias de luto depois que pelo menos 238 pessoas morreram em consequência da explosão de uma mina. O acidente aconteceu na terça-feira, ontem, em MANISA, na região oeste do país. Segundo o ministro da Energia, TANER YILDIZ, na hora da explosão havia 787 mineiros no interior da mina, dos quais 363 conseguiram sair. O acidente pode ter sido provocado por um problema em um transformador elétrico.       

2 015    :     -    QUINTA-FEIRA
Um compromisso no ANHEMBI, onde haverá a solenidade de formatura da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, faz com que levante cedo. Pela internet, vejo novas imagens do evento de ontem, no 1º BPChq "TOBIAS DE AGUIAR".
No horário das 7 horas, MARINEI chega para me conduzir até o ANHEMBI. Chegamos cedo nas dependências desse local, mas enorme multidão ocupa os lugares da platéia. A tropa já está postada para o inicio da formatura em que os novos soldados apresentam o primeiro uniforme.  O MAJOR PM ÉDSON GONÇALVES corre de um lado para outro a fim de que tudo dê certo. A TENENTE-CORONEL PM ROSA SUZUKI comanda a tropa formada. Diz ela que essa é a sua última formatura, quase chorando. Ela muito emocionada. Deverá ser transferida para a reserva no próximo mês de agosto.
A apresentação da simulação da trágica morte de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO é muito bem executada. Dessa vez caem os onze feridos na noite de 23 para 24 de maio de 1932. A platéia delira com a encenação. Sinto uma emoção até certo ponto perigosa para o velho coração. Principalmente no momento em que MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO E CAMARGO "ressuscitam" e se apresentam ao Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para ingressarem no Exército Constitucionalista. Depois dessa parte, a tropa deixa as dependências do pátio do ANHEMBI. Vamos nos reunir numa sala destinada a receber as autoridades. Vários coronéis comparecem para o evento que vai começar às 10 horas. Entre eles estão: CORONEL PM CARLOS RICARDO GOMES (Comandante da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, anfitrião do evento); CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ, Diretor de Ensino e Cultura, que me diz que no dia 21 de maio fará suas despedidas da vida ativa, passando para a reserva); Deputado Estadual CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, Deputado Estadual GIL LANCASTER, CORONEL PM ANTÔNIO VALDIR GONÇALVES FILHO, Comandante do CPA/M-3; CORONEL PM CLÁUDIA BARBOSA RIGON PEREIRA, Diretora do Pessoal; CORONEL PM MAURO LOPES DOS SANTOS (o Coronel mais novo da PM, comandante do CPA/M-12 - MOGI DAS CRUZES), CORONEL PM ADILSON LUÍS FRANCO NASSARO, Comandante do CPA/M-10); SÉRGIO RICARDO MORETTE (Comandante do CPA/M-2); CORONEL PM DIMITRIOS FYSKATORIS, Comandante do Trânsito; CORONEL PM IEROS ARADZENKA, Chefe de Gabinete do Cmt Geral; CORONEL PM GILBERTO TARDOCHI DA SILVA; REYNALDO SIMÕES ROSSI, Cmt da APMBB; CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO, Cmt do Policiamento de Choque; CORONEL PM MAURO CÉSAR DOS SANTOS RICCIARELLI; CORONEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO, Comandante do CPA/M-1.
Preside a solenidade o CORONEL PM FRANCISCO AIRES MESQUITA, Sub Cmt PMESP, que representa o COMANDANTE GERAL, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI.
Um dos pontos altos da solenidade é a entrega da MEDALHA MMDC. Entre os agraciados estão: CORONEL PM FRANCISCO AIRES MESQUITA, CORONEL PM IEROS ARADZENKA, CORONEL PM CLÁUDIA BARBOSA  RIGON.   
 Calcula-se o público presente em número superior a seis mil pessoas. O desfile da tropa de novos soldados é espetacular. Encontramos também o AMADO RÚBIO e o MAJOR PM LIMA (sua esposa está se formando soldado PM feminino nesta manhã).
Mais tarde, ANTONIO CARLOS ARISTIDES posta no FACEBOOK:                
Solenidade de Uso de Primeiro Uniforme - Módulo Básico ESSD -Policia Militar do Estado de São Paulo -- Parabéns à Coronel PM Rosa Suzuki, ao Cel PM Mauricio Perez este entusiasta assistiu a apresentação na sede da ESSD no ano passado este ano tive a grata felicidade de assistir em apresentação inédita para um público deste porte so de recebedores do primeiro uniforme 2027 recebedores do uniforme mais os parentes e amigos presentes passamos de 6.000 pessoas presentes, a emoção de vê -los cantando junto o Hino da Revolução de 32 e a gloria de qualquer entusiasta.. logo mais termino de baixar o vídeo da reencenação do dia 23 de maio e 1932. Tivemos a outorga da Medalha Constitucionalista.

Acompanhado da MARINEI e do WILLIAM MASCARENHAS, vamos almoçar na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo. Ali, conversamos com o CORONEL PM RICARDO JACOB, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, e TENENTE-CORONEL PM MOACYR PEREIRA DA COSTA, Presidente do Conselho Deliberativo.
Em seguida, deslocamo-nos para o Monumento ao Soldado Constitucionalista de 32. Mas ainda tenho uma outra missão a cumprir nesta quinta-feira. Assim é que uma viatura vem me buscar e me leva até a ESCOLA SUPERIOR DE SARGENTOS. Ali, conversando com os oficiais da Unidade Escola, aguardo a chegada do CAPITÃO PM NATANAEL. Vou conhecer a CORONEL PM HELENA DOS SANTOS REIS, promovida em 2 de março último e classificada na ESCOLA SUPERIOR DE SARGENTOS.
O motivo de aguardar o CAPITÃO PM NATANAEL na ESSgt é que sua auxiliar no Núcleo MMDC-LESTE, SARGENTO PM ROSALIN, foi transferida para essa Unidade, recentemente.
Com a chegada do CAPITÃO PM NATANAEL, e com a SARGENTO PM ROSALIN dirigindo o carro, vamos para CAMPINAS. Ali, participamos do evento organizado pela Câmara Municipal do Município e WÁLTER MELO DE VARGAS, Presidente da ABFIP ONU.
A sessão solene tem como orador o próprio CAPITÃO PM NATANAEL.  
 Descrição: MMDC
 SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
                    “São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”

Evento do Dia 14 de MAIO de 2015 – 19:30h
Local: Camara Municipal de Campinas
Av. da Saudade, 1004 - Pte. Preta, Campinas - SP
 
Site:www.mmdcleste.com.br  -  E-Mail: mmdcleste@uol.com.br

Solenidade Alusiva à Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública.
 
 






Organização:
Núcleo MMDC Leste da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
1.    ABERTURA
Mestre de Cerimônias
Senhoras, Senhores, Autoridades, Boa Noite!
Sejam todo bem vindos à Câmara Municipal de Campinas.
Agradecemos a vossa presença,. e daremos início à Solenidade Alusiva de Valorização
aos Dignitários e Autoridades Civis, Militares que apóiam as Forças de Segurança Pública, com entregas de Condecorações e Honrarias Eméritas.
2.    COMPOSIÇÃO DA MESA
Mestre de Cerimônias
Compõem a Mesa as seguintes autoridades e personalidades (OBS: CASO ESTEJAM PRESENTES OUTROS VEREADORES DEVEM COMPOR A MESA):
______________ .... __________________.... _______________________
3.    ABERTURA PELO PRESIDENTE DA SESSÃO
Mestre de Cerimônias
Neste momento, ouviremos a mais alta autoridade da Mesa de Honra da Solenidade –que PROCEDERÁ A ABERTURA DOS TRABALHOS...:
Convidamos o Ilmº (Exmº) Sr. Vereador Mauro – Cãmara Municipal de Campinas ___________________________________________________________________
Para proceder à Abertura dos Trabalhos desta noite.
(“Senhoras, Senhores e Autoridades Está aberta a solenidade, Sob a proteção de Deus iniciamos os nosso trabalhos.”)
4.    EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL
Mestre de Cerimônias
Convidamos a todos para, em sinal de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, com Música de Francisco Manuel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque Estrada,
5.    REGISTRO DE PRESENÇAS
Mestre de Cerimônias
Registramos e agradecemos a presença das seguintes personalidades:
____________________
___________________ ...
(FICHAS CERIMONIAL)
PALAVRAS DOS DIGNITÁRIOS QUE COMPÕE A MESA DE HONRA DE AUTORIDADES
1º) Neste momento teremos o uso da Palavra pelo:
_____________________________________________________________
ENTREGA DE HONRARIAS AOS MILITARES E DIGNITÁRIOS QUE APÓIAM AS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO E DO BRASIL
# Entrada do Pavilhão Nacional
Neste momento, solicitamos a todos os quais as condições físicas o permite, que se coloquem de pé, para recepcionarmos a Bandeira Nacional, que é o símbolo maior de nossa Pátria.
- O Pavilhão Nacional é conduzido por: ________________________________________________________________________
e será postado ao Pedestal junto às demais Bandeiras.
-Pedimos que os Militares, assim que o Pavilhão Nacional for passando a sua frente, preste a Continência Individual.
1ª Etapa:
Homenagem aos VALOROSOS POLICIAIS MILITARES POR OCORRÊNCIAS DE DESTAQUE:
-Neste instante iremos chamar a frente para se colocar em local de destaque alguns Policiais Militares que participaram ativamente de ocorrências de destaque, momento em que leremos e também iremos expor slides, fotos e vídeos para ilustrar tais ocorrências. Após lermos TODAS as ocorrências, estaremos premiando e condecorando com medalhas, estes valorosos policiais... Todos os Policiais Militares que serão homenageados, REPRESENTAM CADA UM DE NÓS, que como pessoas de bem, lutamos no dia-a-dia pela preservação das virtudes e valores morais, no sentido de sempre darmos continuidade em construirmos cada vez mais uma Cidade, um Estado e um Brasil melhor !

1.)- Ocorrência de Quadrilha de Roubo à Residências
Chamamos neste instante para se colocar em local de destaque a frente da Mesa Diretora de Honra, os Policiais Militares integrantes do 1º BAEP - Campinas:
-2º Sgt PM 109019-4 EVERTON Baraviera da Silva, juntamente com o Cb PM 992.069-2 MARCELO Bregantim da Silveira, Sd PM Piero NORONHA Dias e Sd PM 120531-5 Rafael Reina STECCA,
enquanto será lida a ocorrência de destaque em que tais patrulheiros participaram ativamente...
Histórico da Ocorrencia... (-Mostrar “slides” )
1.      à Na data de durante patrulhamento pelo bairro Chácara Boa Vista, abordado um veículo com quatro infratores da lei, com diversos produtos provenientes de um roubo a residência, e logo em seguida localizado dois veículos automotores, também provenientes do referido roubo.
2.      Informo que a equipe de BAEP quando em patrulhamento pela Rua Vladmir Pinto, bairro Chácara Boa Vista, avistado o veículo VW/Gol, ocupado por quatro pessoas, dentre eles Alexandre Luiz Luccas RG: 50.677.506 SP/SSP, Luciano Siqueira santos RG: 53.682.851 SP/SSP, Willian Henrique Costa de França RG: 43.919.777 SP/SSP e Marcos Guimarães de Lima RG: 43.762.531 SP/SSP, e localizar durante a busca veicular vários aparelhos eletrônicos, jóias, relógios e a chave de um outro veículo, sendo todos estes produtos provenientes de um roubo à residência ocorrido pela Rua Sergio Carmelli n°370, bairro Parque Jacarandás. Em seguida todos os infratores da lei, confessaram a prática do roubo, informando ainda a localização dos dois veículos automotores também subtraídos da residência, sendo um veículo Fiat/Siena e um Ford/Ka.
3.      Diante dos fatos foi dada voz de prisão as infratoras da lei, conduzindo-o até o 2º Seccional onde o Dr. Munir Prestes tomou conhecimento do ocorrido e ratificou a voz de prisão, determinando a confecção do BO/PC Nº 1645/14, do Auto de Exibição e Apreensão, bem como da recolha dos criminosos à disposição da Justiça.
4.      A ocorrência recebeu excelente repercussão social, sendo noticiada em vários meios de comunicação como uma resposta firme e eficiente dada pela Polícia, enaltecendo o glorioso nome da Instituição, gerando ainda mais credibilidade e transparência ao nosso trabalho e permitindo ao cidadão campineiro ter a certeza de que estamos agindo no cumprimento das Leis, combatendo o crime com inteligência e legalidade. Vamos aplaudir...

2.)- Ocorrência de Quadrilha de Roubo de Carros
Chamamos neste instante para se colocar em local de destaque a frente da Mesa Diretora de Honra, para serem homenageados, os Policiais Militares do 1º BAEP - Campinas:
-3º Sgt PM 119113-6 Diego Raphael GUARANHA dos Santos, juntamente com o Cb PM 981125-7 WAGNER Ricardo Pereira, Sd PM 113454-0 Ricardo Henrique BOIAN Dias e Sd PM 119124-1 EDIL Rodrigo Filomeno Soares
... enquanto será lida a ocorrência de destaque em que tais patrulheiros participaram ativamente...

Histórico da Ocorrencia... (-Mostrar slides...)
à Na data de durante patrulhamento pelo Bairro Jd. São Marcos, com vistas a localizar um veículo Honda City de cor cinza produto de Roubo, estando em sua ‘cobertura’ um outro veículo Fiat Siena de cor preta, logramos êxito em abordar os dois ocupantes do Siena preto, os quais juntamente com outros dois indivíduos roubaram o automóvel City.     
1.      Informo que esta equipe de BAEP iniciou um acompanhamento ao veículo Siena, o qual foi concluído pela Rua João Batista Gonçalves nº 143, onde detivemos seus dois ocupantes (Vanderlei Paulo Rodrigues Júnior RG: 48398460 SSP/SP e Jhonatan Alves Lacerda RG: 39376974 SSP/SP) e, durante breve entrevista confessaram participação no roubo ao veículo Honda City, informando ainda o local aonde iriam se encontrar, (bairro Jd. Mirassol), transmitindo tal informação de imediato via rede BAEP; em seguida, a equipe do BAEP COMANDO modulou via rede de rádio que estava em acompanhamento ao veículo Honda, o qual se encerrou com o capotamento do mesmo pela alça de acesso da Rodovia Dom Pedro I, onde outros dois criminosos foram detidos (Raphael Afonso N. Lima RG: 43735771 SSP/SP e Ýcaro de Melo Andrade RG: 52301356 SSP/SP).
2.      Esclareço que a vítima do veículo Honda City é Capitão da Ativa do Exército Brasileiro (Flávio Piai Fornasin RG: 21648374 SSP/SP), o qual reconheceu sem sombra de dúvidas dois dos criminosos detidos. Consultado o emplacamento do veículo Siena de cor preta, placas DWO-6887, e confirmado tratar-se também de produto de Roubo, porém em data anterior (13FEV15). Apesar dos esforços das equipes de BAEP nas buscas, o armamento utilizado pelos criminosos não foi encontrado, pois eles o arremessaram pela janela do Honda City durante a fuga. Em contato na residência do sindicado Jhonatan, (busca de documentos/ciência à família sobre sua apreensão) localizamos uma granada desativada e cinco cartuchos deflagrados de calibre .38.
3.      Diante dos fatos foi dada voz de prisão/apreensão ao indiciado e aos três sindicados e prosseguimos até o 4º DP onde o Dr. Mário Bérgamo Júnior tomou conhecimento do ocorrido e ratificou a voz de prisão/apreensão, determinando a confecção do BO/PC Nº 1781/15, do Auto de Exibição e Apreensão do veículo Siena, da granada e dos cinco cartuchos de calibre .38, da Entrega do automóvel City à vítima, bem como da recolha dos criminosos à disposição da Justiça.
4.      A ocorrência recebeu ótima repercussão social, e foi noticiada nos diversos meios de comunicação como uma Ação Valorosa da Polícia, com ênfase ao eficiente, profissional e dedicado trabalho das equipes envolvidas, enaltecendo o glorioso nome da Instituição Bandeirante, bem como tornando clara nossa Missão junto à Comunidade, qual seja “Servir e Proteger”.   Vamos aplaudir...

3.)- Ocorrência de Roubo à Residência
Chamamos neste instante para se colocar em local de destaque a frente da Mesa Diretora de Honra, o
Sd PM Felipe Gabriel Jaqueta
Histórico da Ocorrencia... (-Mostrar “slides” fotos)
à Na data de.




Vamos aplaudir...

Neste momento convidamos o Sr. Cel PM Mario Fonseca Ventura – Pres Soc Vet 32-MMDC, juntamente com o Sr. Walter Melo de Vargas – Pres da ABFIP ONU
para que se coloque a frente para a entrega das Medalhas e dos Diplomas aos homenageados.

-Chamamos para Auxiliar na empostação das Medalhas os:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Medalha mmdcleste: “Valor Constitucionalista ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL
NOME
FUNÇÃO
(1ª Etapa) Ocorrência de Destaque
1
2º Sgt PM Everton Baravieira da Silva
1ºBAEP
2
Cb PM Marcelo Bregantin da Silveira
1ºBAEP
3
Sd PM Rafael Reina Stecca
1ºBAEP
4
Sd PM Piero Noronha Dias
1ºBAEP
(1ª Etapa) Ocorrência de Destaque
5
3º Sgt PM Diego Raphael Guaranha dos Santos
1ºBAEP
6
Cb PM Wagner Ricardo Pereira
1ºBAEP
7
Sd PM Ricardo Henrique Boian Dias
1ºBAEP
8
Sd PM Edil Rodrigo Filomeno Soares
1ºBAEP

Medalha mmdcleste:MÉRITO CONSTITUCIONALISTA
(1ª Etapa) Ocorrência de Destaque
7
Sd PM Felipe Gabriel Jaqueta
1ºBAEP

2ª Etapa:
Chamamos as seguintes personalidades para se colocar à frente em local de destaque, momento em que serão homenageadas com as seguintes honrarias:
(Solicitamos que os srs. e sras. Não aplaudam quando formos chamando os recipiendários, pois ao final do recebimento das medalhas Todos serão aplaudidos uníssonamente)

MEDALHA CINQUENTENÁRIO
1
Cel EB Marcos de Sá Affonso da Costa
Cmt da EsPECEx - Escola Preparatória de Cadetes do Exército
2
Sr. Hernando Constança
Empresário
3
Dr. Antonio Fernando Gentil
Cirurgião Dentista
4
2º Ten EB R2 Walther Carneiro Pinheiro
Colaborador ABFIP ONU
5
Sgt PM Everton Baraviera da Silva
1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia
6
Cb PM Marcos Vinicius Magalhães
1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia
7
Sr. Lucas Bento dos Santos
Colaborador ABFIP ONU
8
Sr. Antonio Maria de Souza
Colaborador ABFIP ONU


MEDALHA TIRADENTES
1
Ten Cel PM Nelson Vicente Coelho
Cmt 1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia
2
Maj PM Eduardo Yasui
Sub Cmt 1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia
3
Maj PM Harley Washington Almeida Ferreira
Cmt Grupamento de Rádiopatrulha Aérea de Campinas - Águia
4
Cb PM Mauricio Antonio Fernandes Taberti
1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia
5
Cb PM Antonio José Schibelsky
1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia
6
Cb PM Fabio Alexandre Marques Luiz
1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia
7
Sd PM Müller Paschoal de Oliveira Ferreira
1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia
8
Sd PM Ramon Dourado dos Santos Teixeira
1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia

3ª Etapa:
Chamamos as seguintes personalidades para se colocar à frente em local de destaque, momento em que serão homenageadas com as seguintes honrarias:
(Solicitamos que os srs. e sras. Não aplaudam quando formos chamando os recipiendários, pois ao final do recebimento das medalhas Todos serão aplaudidos uníssonamente)

TÍTULO DE CÔNSUL ABFIP ONU
1
Comendador Paulo Zabeu de Sousa Ramos
Comendador da Ordem Carlos Gomes


MEDALHA CASTELO BRANCO
1
Sr. César Augusto Arruda Cezar
Diretor Depto de Saúde e Bem Estar

MEDALHA JUBILEU DE PRATA
1
Cb PM Heglas Rezende Motta
1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia
2
Sd PM Roberto Nunes de Oliveira
1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia
3
Sr. Cleverson Parreira Scarparo
Empresário
4
1° Ten EB R2 Carlos Alberto Ciccone
Reserva do Exército Brasileiro
5
2° Ten FN R2 Edson José Gonsalves
Reserva do Exército Brasileiro
6
Cap PM Alexandre Rodrigues Cabrera
1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia
7
Sd PM Fernando Correia Leite
1º BAEP - 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia

4ª Etapa:

Chamamos as seguintes personalidades para se colocar à frente em local de destaque, momento em que serão homenageadas com as seguintes honrarias:
(Solicitamos que os srs. e sras. Não aplaudam quando formos chamando os recipiendários, pois ao final do recebimento das medalhas Todos serão aplaudidos uníssonamente)

Medalha mmdcleste:MÉRITO CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
Ten Cel PM Marci Elber Maciel Rezende da Silva
Cmt do 8ºBPMI
2
Maj PM João Flávio de Souza Bernardes
SubCmt do 8ºBPMI
3
Maria Helena de Toledo Silveira Melo
MMDC Jaguariuna
4
Guilherme Mantovani Coli
MMDC Amparo
5
Cb PM Antonio Marques Luiz Junior
35ºBPMI
6
Cb PM Jean Marcelo Beneti
35ºBPMI
Medalha mmdcleste: “Valor Constitucionalista ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL
9
Al Sgt PM Marcos Roberto Salles
ESSgt
10
Cb PM Fabio Daniel Silva
1ºBAEP
11
Cb PM Marcos Roberto Floriano
1ºBAEP
12
Cb PM Charles Rodrigo Lucas Correa
1ºBAEP
13
Sd PM Fabio Lucas dos Santos
1ºBAEP
14
Sd PM Endrim José Maniezo
1ºBAEP
HOMENAGENS:..; e
Apresentação Cultural do Quinteto A Capela

PALAVRAS DO PRESIDENTE DA SESSÃO SOLENE e ENCERRAMENTO:
Mestre de Cerimônias
Neste momento anunciamos as palavras do Exmº Vereador Mauro que procederá aos agradecimentos, e declarará o encerramento dos trabalhos.
( Boa Noite a Todos).
Elaborado pelo Cap PM Natanael – SP: 14MAI15

Emocionante o encontro nosso com a Presidente do Núcleo de Correspondência MARIA HELENA DE TOLEDO SILVEIRA MELO, condecorada com a Medalha MÉRITO CONSTITUCIONALISTA, do Núcleo MMDC-LESTE. Também são condecorados os presidentes dos Núcleos de CAMPINAS, SARGENTO PM SOARES e de AMPARO, GUILHERME MANTOVANI COLI.
DIZ MARIA HELENA TOLEDO SILVEIRA MELO:
A solenidade em comemoração cívica e cultural ao Movimento Constitucionalista e de Valorização e Premiação aos Dignitários e Personalidades que apoiam as Forças Segurança Pública Instituídas em São Paulo e no Brasil realizada pelo Núcleo “MMDC Leste – Juventude Constitucionalista” em parceria com a Sociedade Veteranos de 32 MMDC e a Câmara Municipal de Campinas, SP, foi realizada no salão da Câmara Municipal em 14 de maio de 2015, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.
Recebi, com muita honra, a Medalha “Mérito Constitucionalista” em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos frente ao Núcleo de Correspondência “Trincheiras Paulistas de 32 de Jaguariúna”. Agradeço aos Irmãos de Armas Sr. Antônio Carlos Soares, Presidente do18º Núcleo de Correspondência “Escoteiro Aldo Chioratto” de Campinas, Cap. PM Natanael Soares Santos, Presidente do Núcleo MMDC - Leste e à 3º Sgt. PM Rosalin Dias Primo, Secretária da Comissão de Medalhas do Núcleo MMDC Leste e ainda ao Cel. Mario Fonseca Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e ao Prof. Jefferson Biajone, Presidente do 1º Núcleo de Correspondência “Paulistas de Itapetininga! Às Armas!!!” pelo apoio e incentivo.

Passam das 22 horas quando vamos deixar CAMPINAS. O CAPITÃO PM NATANAEL e a SARGENTO PM ROSALIN levam-me até GUARULHOS.
Ainda vejo no FACEBOOK as imagens do evento do ANHEMBI, principalmente um clip da encenação da morte de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO, que teve enorme aceitação do público. Esse clip foi feito pelo WILLIAM MASCARENHAS.

Em assembleia nesta noite, o Sindicato dos Metroviários decidiu entrar em estado de greve. Isso não significa que eles vão parar os trens e, sim, que a partir de segunda-feira, dia 18 de maio, vão começar a usar coletes dizendo que a empresa rompeu as negociações com os trabalhadores.
"O METRÔ deixou de negociar com a nossa categoria e isso é um absurdo. Vamos começar a usar coletes para avisar a população sobre o que está acontecendo e teremos uma nova assembléia na próxima quarta-feira, dia 20, para decidir se entramos em greve ou não", afirma ALTINO DE MELO PRAZERES JÚNIOR, presidente do Sindicato.
De acordo com a entidade que representa os funcionários, "a companhia se recusa a atender as reivindicações dos trabalhadores e simplesmente não quer mais negociação".
O sindicato alega ainda que o Metrô negou a reivindicação de reajuste salarial de 8,24% de reajuste e aumento real de 9,49%. Em contrapartida a companhia ofereceu 7,21% de aumento, o que não foi aceito.
"Além disso, negou todas as outras reivindicações dos metroviários, como reintegração dos demitidos em consequência da greve de 2014, plano de carreira, contratação de funcionários e pagamento de adicional de periculosidade", diz nota do sindicato. Funcionários da CPTM também usam coletes reivindicando melhoria salarial. O Metrô rebate a acusação e diz negociar com a categoria.

O dinheiro do aluguel de uma casa pode ter sido o motivo que levou a morte brutal do aposentado ELISEU POLO PAZ, de 78 anos, e de sua filha, a professora de história CARMEN LÚCIA POLO PAZ, 47, na sexta-feira da semana passada, em SÃO CAETANO DO SUL, no ABC paulista. Na noite da última quarta-feira, ontem, a Polícia Civil conseguiu esclarecer o crime e prendeu em casa, também em SÃO CAETANO, o confeiteiro JOSÉ LINDOMAR DOS SANTOS, 38, que era um dos inquilinos do aposentado. JOSÉ LINDOMAR devia quase 6 mil reais de aluguel.
Os investigadores chegaram até o confeiteiro após analisar imagens de uma câmera de segurança da rua das vítimas. Além disso, o suspeito sacou 1,2 mil reais da conta da professora um dia depois dos assassinatos.
O confeiteiro confessou o crime e contou ter locado o imóvel por 2 mil reais mensais. Ele estava no local havia nove meses. Porém, desde março não conseguia mais pagar o valor combinado aos donos.
Segundo a versão do suspeito, a professora não deu um prazo suficiente para quitar a dívida e ainda queria um mil reais de juros por semana. O confeiteiro insistiu no seu depoimento que CARMEN o humilhava sempre que o via por conta do aluguel atrasado.
No dia do crime, por volta das 20 horas, ele foi à casa da professora para conversar com o pai dela e pedir um prazo maior para acertar a dívida. ELISEU, no entanto, teria discutido com ele e pegado uma faca, quando o confeiteiro deu uma gravata no senhor. ELISEU, por isso, teria desmaiado.
Às 22 horas, quando a professora chegou em casa, foi abordada pelo criminoso. Ele a amarrou e disse que ainda tentou negociar, mas ela continuava brigando. Neste momento, o suspeito a asfixiou e  a matou.
Depois de cometer o crime, ele voltou na cozinha e colocou um saco plástico na cabeça de ELISEU, que também morreu. O criminoso ficou nove horas dentro da residência e saiu levando a bolsa da vítima.
Após o crime, ele manteve sua rotina até ser preso quando voltava de um culto da igreja. "Ele ficou muito tempo dentro da casa. Imagina o quanto essas vítimas sofreram. Ele estava com muito ódio", disse o delegado titular da Delegacia de SAO CAETANO, JOSÉ RIBAMAR.
O confeiteiro disse ainda que já tinha pensado em matar a professora, mas não teve coragem. Ele afirmou aos policiais que se arrepende somente da morte do aposentado. (reportagem de AMANDA GOMES para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Um menor de 17 anos se entregou à polícia na noite de ontem e confessou ter atirado e matado o estudante JORDI FORES, 27 anos, no dia 4 de maio. Ele disse que tentou roubar a vítima, em INTERLAGOS, na zona sul, quando JORDI estacionava seu carro próximo à faculdade.
Um dia antes, LUAN BISPO DOS SANTOS, 20, outro suspeito de participar do crime, já tinha sido preso pela Polícia Civil. Outro participante do latrocínio, um adolescente de 16 anos, ainda está foragido. A mãe dele disse à polícia que iria entregar o filho, amanhã às autoridades.
O menor apreendido confessou o crime e contou que estava com os comparsas rondando a região para roubar um carro quando viu o veículo do jovem ligado. Ele foi até o automóvel e ao perceber que JORDI estava sozinho mexendo no celular, ainda comemorou e disse: "Opa esse é meu". O criminoso bateu no vidro do passageiro e mostrou a arma. Porém, não esperava que a vítima iria agir. O universitário abriu a porta e assim que percebeu se tratar de um roubo, colocou as duas mãos no revólver. O menor, então atirou atingindo o rosto da vítima.
Ele disparou três vezes, porém somente uma bala acertou JORDI. Uma segunda atingiu a mão do adolescente.
O menor foi com os policiais até o local que teria jogado a arma fora, mas não encontraram o revólver. Ele foi encaminhado à FUNDAÇÃO CASA.
O outro suspeito preso disse que o carro seria vendido para um receptador. Entanto, nenhum dos dois falaram quem era o comprador.
JORDI estudava design e, segundo a família, pode ter reagido porque o carro não tinha  seguro. ele ficou cerca de cinco minutos no veículo parado mandando mensagens quando foi abordado.

Policiais militares impediram um roubo a caixas eletrônicos em GUARULHOS, hoje. Às 2:30 horas, ladrões armados se preparavam para invadir uma agência da Caixa Econômica Federal, em frente ao Terminal PIMENTAS. PMs que patrulhavam a região abordaram os assaltantes, que resistiram. No tiroteio, um agente e um bandido ficaram feridos. O restante do grupo fugiu sem levar nada.

Internos da FUNDAÇÃO CASA, na VILA LEOPOLDINA, zona oeste da capital, se rebelaram nesta tarde. Além de quebrar vasos sanitários, carteiras e colocar fogo nos colchões, os menores fizeram 14 agentes reféns. Às 14:50 horas os funcionários foram liberados. Segundo a instituição, quatro ficaram feridos. A corregedoria instaurou sindicância na Unidade, que tem capacidade para 150 internos e abriga 101.

Enfrentando o sérvio NOVAK DJOKOVIC, hoje, pelas oitavas de final do MASTERS 1000 DE ROMA, o paulista THOMAZ BELLUCCI não se intimidou e fez um jogo equilibrado conta o atual número 1 do mundo. O brasileiro chegou a vencer o primeiro set por 7/5, mas o talento do líder do ranking prevaleceu. DJOKOVIC virou a partida fazendo 6/2 no segundo set e fechando o jogo com parcial de 6/3, para fazer 2 sets a 1. O confronto durou duas horas. BELLUCCI começou a partida sacando forte e abusando das jogadas agressivas. A ideia deu certo, já que a primeira quebra de serviço do jogo foi do brasileiro. A partir daí, porém, o sérvio mostrou porque é considerado o melhor tenista na atualidade. Garantiu quatro quebras sobre o brasileiro e avançou às quartas de final, repetindo o mesmo desfecho que já tinha obtido sobre BELLUCCI, em 2011, no MASTERS DE MADRI.
Na próxima fase, DJOKO vai enfrentar KEI NISHIKORI. O japonês derrotou o sérvio VIKTOR TROICKI por 6/4 e 6/3.

O futebol argentino está de luto. O jogador EMANUEL ORTEGA, de 21 anos, morreu hoje à tarde. No início do mês, o atleta, emprestado pelo BANFIELD ao SAN MARTIN de BURZADO, da Quinta Divisão Nacional, havia batido a cabeça em um muro do Estádio FRANCISCO BOGA, em BUENOS AIRES, durante uma partida contra o JUVENTUD UNIDA.
O acidente aconteceu aos 44 minutos do primeiro tempo do confronto, realizado no  último dia 3. Em uma disputa de bola, ORTEGA foi deslocado para a lateral do campo, perdeu o equilíbrio e acabou se chocando com o muro que separa as grades da arquibancada do gramado. O obstáculo ficava a cerca de um metro da linha lateral. Inconsciente, o jogador foi atendido pela equipe médica do estádio e transferido em ambulância ao hospital TRINIDAD MITRE, em BUENOS AIRES.
O atleta teve constatada dupla fratura craniana e foi submetido a uma cirurgia de emergência. ORTEGA ficou 11 dias internado em coma, mas não resistiu. Por causa de sua morte, a AFA, Associação de Futebol Argentino, suspendeu os jogos programados para este fim de semana em todas as competições profissionais do país. "Perante a dor da família do futebol pela morte de EMANUEL ORTEGA, todas as atividades programadas para o fim de semana estão suspensas", anunciou a entidade.

O traficante LUIZ FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR, foi condenado a 120 anos, pela morte de quatro bandidos de uma facção rival, durante rebelião no presídio BANGU 1, em 2002. Para cada crime, ele recebeu pena de 30 anos. O traficante soma, agora, 309 anos de pena total. O juiz FÁBIO UCHÔA entendeu que "o réu agiu com intensa culpabilidade, na medida em que exercia uma posição de notório comando junto" ao grupo criminoso COMANDO VERMELHO. BEIRA-MAR negou tanto o crime quanto a liderança na facção. Cerca de 220 agentes foram mobilizados para trazê-lo de PORTO VELHO (RO) ao RIO, onde foi julgado.

O Ministério Público Federal pediu o bloqueio de 544 milhões de reais das construtoras CAMARGO CORRÊA e GALVÃO ENGENHARIA. O montante será usado para restituir parte do dinheiro desviado em propina da PETROBRÁS. A estimativa do MPF é de que 6,194 bilhões sejam restituídos. Também foi solicitada à Justiça a abertura de processos contra quatro ex-deputados - ANDRÉ VARGAS, PEDRO CORRÊA, ALINE CORRÊA e LUIZ ARGÔLO. A  Procuradoria dividiu a denúncia em três núcleos. O primeiro era comandado pelo ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, o ex-petista ANDRÉ VARGAS. Além dele, foram denunciados os irmãos dele LEON VARGAS e MILTON VARGAS, e o publicitário RICARDO HOFFMANN. Os investigadores afirmaram que o publicitário montou um esquema análogo ao mensalão. O segundo núcleo ligado ao PP era comandado  pelo ex-deputado PEDRO CORRÊA. Além dele, foram denunciados a ex-deputada ALINE CORRÊA, filha de CORRÊA, os delatores ALBERTO YOUSSEF e RAFEL ÂNGULO LOPES, IVAN VERNON, MÁRCIA DANZI e FÁBIO CORRÊA. O último núcleo envolve ARGÔLO, YOUSSEF e ÂNGULO, além do advogado e laranja CARLOS ALBERTO COSTA.

O incêndio em uma fábrica de chinelos em MANILA, capital das FILIPINAS, que matou dezenas de trabalhadores na quarta-feira, dia 13 DE MAIO, ocorreu após fagulhas de uma máquina de soldagem terem atingido produtos químicos inflamáveis. O incidente, próximo à entrada principal da fábrica, gerou uma grande explosão, seguida por uma nuvem de fumaça. Até esta noite, 72 corpos haviam sido retirados dos escombros da pequena indústria de dois andares. O acidente reflete os baixos padrões de segurança no trabalho no país que mais cresce na ÁSIA. A polícia não descarta que o incêndio tenha sido criminoso.

Um barco de pesca levando 350 imigrantes de MIANMAR foi flagrado à deriva no MAR DE ANDAMAN hoje, em mais um caso de milhares de pessoas que se arriscam em perigosas travessias em busca de uma vida melhor em outro país. Sem água e comida, passageiros estão bebendo a própria urina, após passarem uma semana à deriva, depois de a tripulaão ter abandonado o barco. MALÁSIA, TAILÂNDIA e INDONÉSIA têm impedido as embarcações de atracarem em seus portos. A ONU acusa as nações asiáticas de não colaborarem para ajudar humanitariamente os imigrantes, a maior parte composta da minoria muçulmana ROHINGYA.         

   O Estado Islâmico divulgou um áudio nesta quinta-feira (14) atribuído ao seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, no qual ele pede para que apoiadores do grupo militante em todo o mundo se unam à luta na Síria e no Iraque, ou peguem em armas onde estiverem.
 

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente a autenticidade do áudio ou sua data.
Foi a primeira mensagem de Baghdadi após relatos da imprensa de que ele fora ferido noIraque. Alguns disseram que ele não era mais comandante do grupo militante, enquanto outros sugeriram até mesmo que ele tivesse morrido.
Na gravação, divulgada pelo sistema al-Furqan de distribuição de mídia do grupo e publicado em várias páginas na Internet, uma voz semelhante à de Baghdadi diz:
"Não há desculpa para qualquer muçulmano não migrar para o Estado Islâmico... Juntar-se (à sua luta) é um dever de todos os muçulmanos. Estamos convidando você a se juntar ou pegar em armas (para lutar) onde quer que esteja."
Na mensagem, Baghdadi diz aos líderes da Arábia Saudita, que ele considera seus inimigos, que "seu fim está próximo", acrescentando que os líderes do Golfo têm se sentido ameaçados pela crescente popularidade do Estado Islâmico entre muçulmanos sunitas.
A Arábia Saudita lidera uma coalizão de nações do Golfo para combater rebeldes xiitas houthis no Iêmen.
"Eles alegam que estão defendendo os sunitas... eles estão mentindo. É uma tentativa desesperada de barrar muçulmanos de se juntarem ao Estado Islâmico."
O Estado Islâmico considera infiéis todos aqueles que se opõem ao grupo.

Prezado Cel. Mario,
Foi um prazer conhecê-lo no evento da ABFIP-ONU, em Campinas. Conforme sua solicitação encaminho minhas breves palavras conferidas aos jovens naquela noite. E aproveito para enviar uma breve biografia e um agradecimento com algumas fotos.
Cordialmente,
Com. Paulo Zabeu de Sousa Ramos
(Foram colados no blog MEMÓRIAS DO VENTURA - MENSAGEM AOS JOVENS - IMAGENS da solenidade da noite de 14 de maio, tiradas na Câmara Municipal de CAMPINAS, bem como breve biografia do homenageado)

MENSAGEM  AOS JOVENS

Quero deixar-lhes alguns lembretes e simples recomendações que poderão ser úteis em suas vidas de hora em diante.
Jamais se sintam envergonhados de serem honestos e de expressarem pensamentos e idéias. Sejam livres.
Não sintam receio de dizer não aos caminhos tortuosos, pois eles são


2 016     :      -      SÁBADO
Meu estado de saúde não é nada bom. A gripe que me atacou atinge os piores dias. Mesmo assim, com a ajuda do LUCAS, filho da MARINEI CHALUB, num auxílio extraordinário prestado por ele, uma vez que a mãe foi num casamento, leva-me até o Aeroporto Internacional de GUARULHOS. Ajuda-me a desenvolver um transporte de uma pessoa que está chegando ao BRASIL e que solicitou que a esperasse no voo da AIR FRANCE, às 17:46 horas. Vamos levá-la até o centro de SÃO PAULO.

Prezado Cel. PM Mario Fonseca Ventura.
1.- Desejo-lhe saúde e paz.
2.- Escrevi sobre a pessoa de Dom Carlos Duarte Costa, “Bispo de Maura”. Na pesquisa, localizei a participação que ele teve na Gloriosa Revolução de 32, formando um Batalhão em Botucatu, sede de sua Diocese à época, e que foi designado por “Batalhão do Bispo”, mas que, de verdade, oficialmente é o Batalhão de Caçadores de Botucatu. Ele acompanhou o Batalhão a São Paulo e o apresentou ao Governador Pedro de Toledo. É instruído com fotos.
3.- Creio que isto pode interessar, e gostaria de encaminhar a V.Sa.; em havendo interesse, pergunto para onde devo remeter: para a rua Anita Garibaldi ou posso deixar no Instituto Histórico e Geográfico?
4.- Como posso contribuir para a sociedade?
Por sua atenção, agradeço.
Prof. Dr. Francisco de Souza.

Prezado Prof Doutor FRANCISCO
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC transferiu sua sede, em 8 de dezembro de 2014, para o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, conhecido como OBELISCO DO IBIRAPUERA. O endereço é PRAÇA IBRAHIM NOBRE, S/Nª.
Aproveito a oportunidade para convidá-lo para os nossos eventos de 23 de maio, DIA DA JUVENTUDE, quando homenagearemos MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO. Teremos a cerimônia das 9 horas, quando serão condecorados generais, almirantes, brigadeiros, maçons, delegados de polícia, Associação dos Funcionários Públicos e outras autoridades. Já a cerimônia das 15 horas será para os associados, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo. 
Confesso que já tinha ouvido falar do Batalhão do Bispo, mas não tenho nada a respeito. Agradeço muito o interesse do senhor sobre a Revolução Constitucionalista de 32.

Em duro discurso com críticas aos anos de governo do PT, o ministro Gilmar Mendes, fez votos de sucesso ao presidente da República em exercício, Michel Temer, que participou da cerimônia de sua posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
Sem mencionar o nome de Dilma Rousseff e do antecessor Lula, o ministro afirmou que a atual crise impõe ao País um clima de sobressalto, “como se, a cada manhã, os brasileiros se pusessem a postos para esperar o escândalo da hora”.
Trechos
“Olhando-se o mal engendrado conjunto formado por esse impressionante ciclo de descalabros, de afrontas à nossa ordem constitucional, tão duramente conquistada, e de ofensas à honra pessoal de cada cidadão, tem-se a viva impressão de que nossa combalida República parece ter sido tomada de assalto por empedernida trupe de insensatos”, disse. 
O afastamento da presidente Dilma Rousseff pelo processo do impeachment interrompe a hegemonia de 14 anos e meio do PT a frente do poder Executivo federal. O novo presidente do TSE fez referência ao processo.
- Soubemos resistir bravamente a esse imenso e revolto mar de desmandos, valendo-nos apenas de ferramentas legais, de modo que continuamos persistentemente a consolidar nossas vitórias civilizatórias neste que já é o mais longo período de normalidade institucional da República.
Com elogios à Operação Lava Jato, o ministro mencionou o escândalo do mensalão, de 2005, e afirmou que, agora, o País “passa ao largo da inércia” e que “não remanesce qualquer dúvida de que o País se reorientou, guiando-se agora pelos ventos incontroláveis da participação cidadã”, em referência às manifestações populares contra o governo Dilma.
“Os protestos vocalizados nas maiores manifestações populares já havidas nesta parte do hemisfério, a reunir milhões de inconformados, mostraram ao mundo que o Brasil, além de haver despertado da perversa mítica que o transmudou em eterno país do futuro, afirma, aos brados e de olhos bem abertos, que quer mudanças substanciais, e não promessas deslavadamente mentirosas a revelarem atroz cinismo”, criticou.
fonte: Diário do Poder

A presidente afastada Dilma Rousseff passeou de bicicleta na avenida Beira-Rio, Zona Sul de Porto Alegre, na manhã deste sábado (14). Ela chegou a Capital do Rio Grande do Sul na sexta-feira (13), às 22h05min, depois de desembarcar em Canoas, Região Metropolitana, às 21h30min. A petista se dirigiu a Porto Alegre, para descansar e ver a filha e os netos.
Dilma usou um avião da Força Aérea Brasileira no deslocamento entre Brasília e Canoas, um helicóptero entre Canoas e Porto Alegre e carros oficiais para ela e seguranças até a garagem de seu apartamento. Todas as despesas são pagas pelos contribuinte, sem contar assessores e seguranças e assistência de saúde também bancados pelo povo brasileiro.
A futura ex-presidente também continuará a receber salário de R$ 27.841,20 até que o Senado decida se cassa ou não seu mandato. O custo do passeio de Dilma não é divulgado. Mas, seja quanto for, os privilégios são um insulto a quem trabalha, produz e paga impostos. O Brasil, país quebrado pelo lulopetismo, agora sustenta dois mandatários, um afastado e outro na ativa.
Matão amanheceu mais triste, 14 de maio marca a data do retorno à pátria espiritual esse gigante amigo, Jornalista Valdir Pacheco. Muitos nos perguntaram como ele morreu, mas vamos contar como ele viveu...
Jornalista por vocação, Pachequinho tem a grandeza daqueles que gostam das pessoas de graça, pelo simples fato de seu coração ser tão generoso que não saberia cobrar sentimentos, favores, exceções, privilégios...
Ele tem a grandeza daqueles que ensinam sem esmagar o aprendiz, que guiam com o exemplo e decência característicos dos mestres.
Lembro-me do Pacheco com grande alegria naqueles momentos de sua indignação com as incorreções administrativas. Com a falta de cidadania das pessoas, com a necessidade de uma imprensa livre e descompromissada com o poder para mostrar os anseios da população sem voz. Lembro desses momentos que marcam a vida daqueles que, diferentes dos inconformistas, são inconformados com as injustiças da vida. Pachequinho era inconformado: sempre em busca de melhorias e usava, muitas das vezes, sua câmera e sua mente brilhante em textos que atingiam grandes objetivos e mostravam para os dominantes que ainda havia mentes brilhantes que não se conformavam com o feudalismo moderno praticado no país.
Grandes e extensas conversas com o Pacheco me ajudaram a entender melhor a vida, o jornalismo, a imprensa, o mundo...
Por esse legado incrível que nos foi dado, muito obrigado Pacheco.
Tentamos retribuir um pouco em nossas orações e reuniões de vibração no Centro de Estudos Espíritas Cairbar Schutel, onde podíamos sentir par e passo seu corpo espiritual se depurando. Sentíamos a brevidade de seus dias na Terra, não por adivinhações ou místicas, mas pela maneira como Deus, em sua infinita bondade, o burilava.
Domingo após domingo, sentíamos que o Criador o ajudava na quitação de débitos para o resplandecer alvejante nas paragens superiores.
Vá em paz, amigo!
Descanse dessa luta libertadora de agora, brilhe sua luz agora no Plano Espiritual e nos inspire a todos, em breve, com sua sabedoria.
Você, amigo Pacheco, mostrou-nos com toda simplicidade como ser, verdadeiramente, Grande!
Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos.
Equipe Portal de Notícias Hora1 (Process)
Valdir Francisco Pacheco, 63 anos, faleceu nesta madrugada de sábado (14). Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal de Matão, onde receberá as últimas homenagens de familiares, parentes e amigos. O velório acontecerá em Matão até às 15 horas, quando o corpo será transladado para Araraquara. O sepultamento será naquela cidade às 16:30h no Cemitério São Bento.
Autor da Matéria: Fábio Pereira fabio@hora1.com.br

Especialistas acreditam que o Mercosul terá que mudar de perfil
Foto: Getty / BBCBrasil.com
Segundo eles, governos de tendência política mais liberal devem retomar gradativamente espaço. Uma indicação desse novo direcionamento foi dada na sexta-feira (13) com dois comunicados, quase simultâneos, divulgados pelo Itamaraty.
Agora sob o comando do senador José Serra, o órgão rejeitou duramente as manifestações dos governos de Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua, além de outras entidades internacionais, sobre o afastamento de Dilma, chamando de "falsas" as interpretações de o impeachment seria um golpe de Estado.
No mesmo dia, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chamou de volta ao país o embaixador no Brasil. Na linguagem diplomática, a convocação de um embaixador é considerada um sinal forte de desagrado.
"O Brasil é um ponto de inflexão", afirma à BBC Mundo Paulo Velasco, professor de Relações Internacionais da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), em referência ao impacto da saída de Dilma sobre o panorama político da América Latina. A petista está suspensa do cargo por até 180 dias enquanto enfrenta julgamento no Senado.
"Depois de quase 20 anos de governos progressistas na América do Sul, a tendência é que (os governos) voltem à direita e centro-direita, governos mais liberais. E temos que ver como isso vai funcionar", acrescenta.
O afastamento de Dilma Rousseff seria o último golpe contra os chamados governos 'progressistas' da América Latina
Foto: Getty / BBCBrasil.com
Segundo especialistas, três grandes processos deram forma e impulso à chamada "virada progressista" na América Latina ─ ou pós-neoliberal, como dizem alguns especialistas ─ e uma sequência de projetos de enfoque regional: o chavismo na Venezuela, o petismo no Brasil e o kirchnerismo na Argentina.
A vitória eleitoral de Hugo Chávez na Venezuela, em 1998, que deu início a um ciclo marcado pela chegada ao poder de organizações ligadas à esquerda.
Em janeiro de 2003, Luiz Inácio Lula da Silva assumia a Presidência do Brasil e levava ao poder pela primeira vez o Partido dos Trabalhadores.
No mesmo ano, em maio, o peronista Néstor Kirchner, morto em 2010, assumiu a presidência da Argentina.
Como resultado de uma nova correlação de forças regional, na 4ª Cúpula das Américas, em 4 e 5 de novembro de 2005, em Mar del Plata, foi assinado o documento que marcou o fim do projeto da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).
O projeto, um extensão do Tratado de Livre Comércio da América do Norte, havia sido promovido pelos EUA e muito criticado por Lula, Kirchner e Chávez.
E quase no fim daquele ano, o sindicalista cocaleiro e ativista indígena Evo Morales foi eleito presidente da Bolívia.

Uma das mais tenebrosas caixas pretas do PT vai ser aberta por Michel Temer. Trata-se da Itaipu Binacional, hidrelétrica que o Brasil tem junto com o Paraguai, onde os salários são cotados em dólar e se mexe com centenas de milhões de dólares. Essa dinheirama circula com escassa fiscalização porque, dado o caráter binacional do empreendimento, ela não precisa prestar contas a Tribunais de Contas e outras instituições fiscalizadoras. É quase um estado dentro do Estado.
Foi pela Itaipu que passou, por exemplo, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), hoje atolada até o último fio de cabelo no escândalo do Petrolão. Gleisi foi diretora financeira da Itaipu. Até sua saída da empresa foi envolvida em um escândalo. Gleisi saiu da hidrelétrica para disputar uma vaga no Senado, apesar de ter pedido a conta, ganhou todas as verbas rescisórias como se houvesse sido demitida. Essa questão é um troco pra bala comparado com o que se espera encontrar em uma auditoria que Temer pretende fazer na empresa.
A Itaipu também concentra alguns dos mais cobiçados empregos da República. O senador Roberto Requião (PMDB-PR), por exemplo, que lutou como um insano para manter Dilma na Presidência, empregou o irmão, Maurício em um cargo no Conselho da empresa. Para comparecer a uma estafante reunião por mês o irmão do senador embolsa R$ 30 mil mensais. Todas as despesas de deslocamento e hospedagem correm por conta da Itaipu. Requião também emplacou numa diretoria da empresa um assessor do tempo em que era governador do Paraná. Requião, segundo o blog O Antagonista, “tenta negociar com Michel Temer votar pelo afastamento definitivo de Dilma Rousseff e, em troca, manter suas indicações por lá”.
Não procede, segundo também o blog O Antagonista, a informação de que o empresário Rodrigo Rocha Loures, pai do assessor especial de Michel Temer, assumiria o comando de Itaipu.
Ele não vai e, até agora, o governo Temer não cogitou qualquer nome para substituir o petista Jorge Samek, amigo de Lula que está no cargo há 13 anos.
Certo é que Samek não vai permanecer no cargo. E Temer quer abrir as contas de Itaipu – uma reivindicação antiga -, expondo o esqueleto deixado pelo PT.
Itaipu precisa vir a ter suas contas auditadas pelo TCU como qualquer outra estatal.

Quase três semanas sem jogos oficiais deram gás acima do normal ao time do PALMEIRAS. Hoje, a estreia no BRASILEIRÃO foi com a equipe voando baixo. Fez, em cima do ATLÉTICO PARANAENSE, 4 a 0, sem nenhuma dificuldade. Foi um verdadeiro furacão alviverde.
GABRIEL JESUS, com dois gols e uma assistência, saiu como o destaque. Contudo, o garoto não esteve só. CLEITON XAVIER voltou a ser titular e deu dois passes para o gol. RÓGER GUEDES, com a moral de CUCA, deixou o dele, assim como o zagueiro THIAGO MARTINS, de cabeça.
O ano de 2015 não acabou. Pelo menos para o SANTOS, no Campeonato Brasileiro. Em sua estréia no Nacional deste ano, o PEIXE voltou a sofrer fora de casa e foi derrotado hoje, pelo time reserva do ATLÉTICO MINEIRO por 1 a 0, no INDEPENDÊNCIA. Assim como na temporada passada, a equipe alvinegra voltou a ter dificuldades para se impor como visitante e jogar com o tradicional toque de bola. Um fantasma do qual o técnico DORIVAL JÚNIOR esperava se livrar. Afinal, durante todo o nacional de 2015, o SANTOS conquistou apenas uma vitória longe da VILA, o que prejudicou briga por vaga na LIBERTADORES.

O sérvio NOVAK DJOKOVIC e o britânico ANDY MURRAY, dois dos melhores tenistas do mundo na atualidade, disputarão amanhã a final do MASTERS 1000 de ROMA. Líder do ranking da ATP, DJOKO derrotou hoje o japonês KEI NISHIKORI (6º) e garantiu a presença na decisão. Atual campeão na capital italiana, o sérvio buscará o quinto título no torneio. Já MURRAY, número três entre os homens, teve vida mais fácil e bateu a surpresa do torneio, o francês LUCAS POUILLE (52º).

Atual campeão da Fórmula 1, o inglês LEWIS HAMILTON, da MERCEDES, será o pole position do GP DA ESPANHA, amanhã, com largada prevista para às 9 horas. O brasileiro FELIPE MASSA, da WILLIAMS, não foi bem no treino classificatório e largará apenas na 18ª posição. Vice-líder do Mundial de Pilotos, HAMILTON terá a chance de acabar com a ótima fase de NICO ROSBERG, seu companheiro de equipe e vencedor de todas as quatro corridas realizadas nesta temporada. O piloto alemão largará na segunda posição, enquanto o australiano DANIEL RICCIARDO, da RBR, será o terceiro.

Um incêndio destruiu mais de 120 barracos e uma área de cerca de mil metros quadrados na favela de PARAISÓPOLIS, zona sul. O fogo começou por volta das 17 horas. Ao menos uma pessoa teria ficado ferida ao pular de uma laje para tentar fugir das chamas que se aproximavam de sua casa. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros a um hospital da região e nem seu estado de saúde nem seu nome foram informados. Entre 300 e 400 pessoas acabaram desabrigadas por causa do fogo, estima a União dos Moradores e do Comércio de PARAISÓPOLIS.
De acordo com os Bombeiros, as chamas começaram em um dos barracos da favela na Rua HERBERT SPENCER, 50, e se alastrou rapidamente para as outras residências feitas de madeira que há no local.

A disputa entre os deputados RODRIGO MAIA e ANDRÉ MOURA para a liderança do governo na Câmara está incomodando o presidente interino MICHEL TEMER. Ele pretendia definir o seu líder neste fim de semana, mas desistiu pela pressão dos dois lados pelo cargo. A campanha por MOURA está sendo conduzida pelo presidente afastado da Câmara, EDUARDO CUNHA, que não emplacou nenhum ministro no governo TEMER. O SPC também não, de olho na liderança do governo na Câmara. "A escolha do líder é uma atribuição do presidente. Os partidos ignoram essa questão. Vamos dar um tempo para ver se prevalece o bom senso", disse um auxiliar próximo a TEMER, em entrevista ao jornal "O GLOBO".
No Senado, não há disputa e o governo trabalha com três possibilidades: os senadores FERNANDO BEZERRA, ANA AMÉLIA e SIMONE TEBET. Sem mulheres no Ministério, há uma tendência por uma das duas senadoras. BEZERRA se enfraqueceu ao conseguir viabilizar a nomeação de seu filho, FERNANDO FILHO, para ministro de Minas e Energia.

Integrantes de movimentos pró-impeachment pediram à Justiça Federal do Distrito Federal que seja determinado o corte pela metade do salário da presidente afastada DILMA, bem como a proibição de uso por ela do avião presidencial ou aviões da FAB, para deslocamentos em agenda. A ação popular questiona ato do presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, que manteve o salário de 27,8 mil reais e lhe concedeu direito a uso de aviões para o deslocamento. O pedido foi protocolado pela advogada DÊNIA ÉRICA GOMES RAMOS MAGALHÃES em nome de MIRIAM RODRIGUES LOPES DE BARROS e ALEXANDRE VICTOR BORGES SCAVARDONI. Os três são militantes de grupos favoráveis ao afastamento de DILMA. DÊNIA e MIRIAM, inclusive, assinaram um pedido de impeachment entregue pelo Movimento BRASIL LIVRE à Câmara dos Deputados no ano passado.
Em relação ao salário de DILMA, é mencionado que a LEI 1079 de 1950, que regula o processo de impeachment, prevê que durante o afastamento o presidente tenha direito apenas à metade da remuneração.

A 1ª Vara Federal Criminal de SÃO PAULO expediu na sexta-feira um mandado de prisão contra o ex-delegado da Polícia Federal e ex-deputado federal PROTÓGENES QUEIROZ, que chefiou em 2008 a OPERAÇÃO SATIAGRAHA e está na SUÍÇA, segundo ele, como refugiado. O ex-policial também teve o nome incluído na lista vermelha da INTERPOL em virtude de sua condenação por violação do sigilo funcional na operação e é considerado foragido internacional. A juíza ANDREA SILVA SARNEY COSTA MORUZZI determinou a prisão de PROTÓGENES porque ele não compareceu na sexta-feira a uma audiência.

O presidente interino MICHEL TEMER embarcou nesta tarde para SÃO PAULO rompendo com um hábito de DILMA. Abriu mão do helicóptero presidencial para fazer o deslocamento do PALÁCIO DO JABURU até a Base Aérea de BRASÍLIA, uma distância de 20 km e preferiu o carro oficial. Ele embarcou acompanhado da mulher, MARCELA, e do filho caçula, MICHELZINHO. DILMA raramente fez esse percurso de carro, mesmo com as facilidades que um presidente tem para circular no trânsito, com os batedores. O peemedebista passará o fim de semana em SÃO PAULO, com retorno previsto para BRASÍLIA na segunda-feira.

Para atender ao lobby dos artistas e às críticas da ausência de mulheres no primeiro escalão do governo, o presidente interino MICHEL TEMER decidiu criar uma Secretaria Nacional de Cultura, ligada à Presidência da República, e tem avaliado nomes femininos para ocupá-la. ADRIANA RATTES, ex-secretária de Cultura do Estado do RIO DE JANEIRO e ligada ao PMDB fluminense, é uma das cotadas para o cargo e pode ser anunciada nesta semana.
Extinto na quinta-feira, o Ministério da Cultura foi aglutinado à pasta da Educação, sob o comando do ministro MENDONÇA FILHO, da cota do DEM. Mas uma reação fortíssima da classe artística fez TEMER recuar da junção das duas áreas, já formalizada em medida provisória.
Segundo o ministro da Casa Civil, ELISEU PADILHA, a nova secretaria não terá status de ministério, embora fique vinculada diretamente à Presidência.
O ator STEPAN NERCESSIAN havia sido sondado para assumir a área, mas foi preterido pela necessidade do governo de mostrar uma Esplanada com representatividade feminina.
Uma das cotadas, ADRIANA RATTES foi a secretária estadual da Cultura do RIO DE JANEIRO que ficou mais tempo no cargo, de 2007 a 2014.
Apontada como um dos atos de enxugamento da máquina pública, a extinção do MINC, fundado há 30 anos, foi mal recebida pelos artistas e demais militantes da área da cultura. O temor é de que, na guarda-chuva da pasta da Educação, as iniciativas do setor fiquem em segundo plano.
Interlocutores do governo TEMER argumentaram que o arranjo não é novo no BRASIL, que as duas pastas funcionaram juntas antes da criação do MINC, mas não convenceram. O ministro MENDONÇA FILHO foi hostilizado ao se apresentar aos servidores da CULTURA na sexta-feira. Manifestantes o chamaram de "golpista" e reivindicaram a manutenção do ministério.
A pressão também veio de artistas famosos. Uma carta aberta foi divulgada pela Associação PROCURE SABER, formada por músicos como CAETANO VELOSO, CHICO BUARQUE, DJAVAN e MARISA MONTE.     
2 017      :    -       DOMINGO
Procuro atualizar minhas memórias. LUCINDA é cumprimentada pelo DIAS DAS MÃES. Vou recordar de dona ALICE FONSECA VENTURA, minha mãe, com muitas saudades. Ela partiu em 2004 para o lado do SENHOR, mas as lembranças são misturadas de alegria e dor. Esse retrospecto de vida deixa-me melancólico nesse dia em que as famílias comemoram a data. Mas, há uma preocupação muito grande por parte da LUCINDA. É que a NORMA, sua amiga, está no hospital, ao lado da filha RENATA. Foi ela internada com sérios problemas de respiração. Ainda não se sabe a pronfundidade do estado de saúde dela. RENATA tem muitas complicações em seu quadro médico. Sofre hemodiálise duas vezes por semana e está na fila para o transplante de rim.
HAMILTON TADEU manda pelo celular as músicas relativas ao DIA DAS MÃES de AGNALDO TIMÓTEO, ANGELA MARIA, LINDOMAR CASTILHO e outros cantores. Ouço algumas delas. Também recebemos outras mensagens alusivas a essa data, através grupos que temos no celular.

Publicado em 14 de mai de 2017
Aos 65 anos, o apresentador Marcelo Rezende foi diagnosticado com um câncer no pâncreas, que irradiou para o fígado e o tirou do comando do Cidade Alerta. O afastamento repentino do apresentador gerou polêmicas e boatos e causou estranheza entre os telespectadores. Horas antes de ser internado, na última segunda-feira (8), Marcelo recebeu a equipe do Domingo Espetacular em sua casa e, em uma entrevista exclusiva, falou sobre a descoberta da doença, as formas de tratamento e sua grande aliada no momento mais difícil da sua vida: a fé.

Um homem se suicidou após ser preso por matar a cunhada em ITU, no interior de SÃO PAULO. Na manhã deste domingo, enquanto o flagrante era elaborado, o montador JOÃO FELIPE OLIVEIRA MOURA, de 20 anos, se enforcou com um cadarço dentro da cela, na Delegacia Central da cidade.
JOÃO FELIPE admitiu à polícia ter assassinado a irmã da namorada dele, de 17 anos. A família de ISABELA FERREIRA acionou a polícia sobre o desaparecimento da garota. Testemunhas disseram que a adolescente tinha sumido após entrar em um carro, um FOX branco.
Ao localizar o FOX, que pertencia à JOÃO FELIPE, a polícia constatou que o carro estava com marcas de sangue. O rapaz confessou o crime.
Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 18:45 horas de sábado, ele atraiu a vítima para um local afastado da casa dela após mandar uma mensagem para ela do celular da namorada. Nas redes sociais, parentes e amigos disseram que, nas mensagens, o namorado estava se passando pela irmã pedindo para que a jovem levasse uma blusa até o carro, a algumas ruas da casa da família.
Ao chegar ao local, a adolescente entrou no carro, um FOX de JOÃO FELIPE. De acordo com a Polícia Civil, o montador tentou estuprá-la. Na sequência, a agrediu com socos, e então a esganou até que ficasse desacordada. Em seguida, o homem tirou a adolescente do carro e, de cima de uma ponte, jogou o corpo da vítima no RIO TIETÊ.
O corpo de bombeiros fez buscas pelo corpo da garota, mas até agora não foi encontrado. O homem foi indiciado por estupro tentado e feminicídio.
O celular utilizado para enviar a mensagem foi apreendido e o autor preso em flagrante em sua casa. O carro de JOÃO FELIPE continha marcas de sangue. Foi solicitada exame necroscópico no corpo do montador e aberto um inquérito para apurar a morte.

Um homem de 49 anos foi morto com golpes de pá ontem à noite em JUNDIAÍ. De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito de cometer o assassinato é sobrinho da vítima.
Familiares disserem à polícia que tio e sobrinho, de 37 anos, que moravam na mesma casa, começaram uma discussão por conta da limpeza de um tanque de roupas que teria sido utilizado pelo homem de 49 anos, um pouco mais cedo.
Durante a briga, o tio, que estava passando roupa, teria ficado nervoso e atirou o ferro de passar na direção do sobrinho.
Para revidar, o homem foi até o quintal, pegou uma pá e golpeou o tio várias vezes. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Após o crime, o sobrinho fugiu de casa e é considerado foragido. A polícia apreendeu o ferro e a pá utilizados no crime. A perícia foi acionada para o local do crime.

Um adolescente foi morto e outro ficou ferido após uma troca de tiros com a polícia. Os dois e outro homem fizeram uma mãe e um filho reféns dentro da própria casa no JAGUARÉ. Por volta da meia noite de hoje, o morador da casa estava entrando com o carro na garagem quando foi abordado pelos jovens. O trio entrou na casa, anunciou o roubo e fizeram o homem e sua mãe de 51 anos, reféns. Vizinhos acionaram a polícia ao notar a movimentação.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, os policiais chegaram ao local e notaram o portão e a porta da residência abertos. Ao entrarem na casa, se depararam com um jovem na escada, que começou a atirar contra os policiais. Ele foi atingido e morreu.
Ao subirem a escada, eles encontraram outro jovem armado, que atirou contra eles e entrou em um quarto, onde estavam as vítimas. O adolescente de 16 anos ameaçou matar mãe e filho. O jovem também saiu na janela e atirou contra os policiais que estavam na rua. Os PMs revidaram e o atingiram no braço e na perna. O rapaz foi levado ao HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.
As vítimas não se feriram e contaram que havia um terceiro indivíduo que fugiu. Os dois revólveres utilizados pelos adolescentes foram apreendidos. Não foi informado se algum item da casa foi roubado durante a ação.
O caso foi registrado no 91º Distrito Policial como roubo, sequestro e morte decorrente à oposição de intervenção policial. O DHPP será responsável pela investigação do caso.

Um policial militar foi baleado, hoje, no ITAIM PAULISTA, ao tentar evitar que um vizinho seu fosse assaltado. Segundo a PM, ele foi levado para o Pronto Socorro SANTA MARCELINA, na zona leste, onde passou por cirurgia. O policial pertence ao 2º BATALHÃO DE CHOQUE e tentou impedir que o vizinho fosse roubado por dois homens. Houve troca de tiros entre os envolvidos e o PM foi atingido. Os dois assaltantes fugiram e a polícia não soube informar se eles também ficaram feridos.

Quatro homens foram detidos e um adolescente apreendido pela Polícia Militar em uma série de ataques de vandalismo na noite de ontem durante uma manifestação. Segundo a polícia, eles participavam da MARCHA ANTIFASCISTA, que aconteceu no CENTRO. Parte do grupo invadiu uma churrascaria e agrediu funcionários e o dono do estabelecimento. Uma das vítimas sofreu um corte na orelha. O grupo teria entrado no local armado com pedaços de pau, barras de ferro e uma faca. A faca estava de posse de um adolescente. O grupo também foi detido para averiguação de depredação à agências bancárias.

Uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas em um acidente com um ônibus de um cantor sertanejo, no RIO GRANDE DO SUL. O ônibus que transportava a banda do cantor ROBSON SOUZA tombou e caiu dentro de um rio, na cidade de CANDELÁRIA, nesta manhã.  

CUCA teve a reestreia perfeita. Nesta tarde, no ALLIANZ PARQUE, o técnico retomou seu posto no PALMEIRAS com uma vitória maiúscula, por 4 a 0, sobre o VASCO e ganhou força para a sequência do trabalho à frente do time. Outro que ganhou moral foi BORJA. Em má fase com EDUARDO BAPTISTA, o colombiano fez dois gols no jogo e ressaltou a segurança transmitida pelo comandante.
“A confiança é fundamental. Sabemos que o treinador é a cabeça do time e luta muito para melhorar mais a cada dia”, disse o atacante do VERDÃO. Além dos tentos marcados por ele, JEAN, de pênalti, e GUERRA também balançaram as redes na goleada diante do rival carioca.
A crise permanece no SÃO PAULO. Hoje, na estreia no BRASILEIRÃO, a equipe fez um jogo de igual para igual contra o CRUZEIRO, mas, em um breve momento de desatenção do sistema defensivo, sofreu o gol em jogada rápida criada pela RAPOSA e perdeu, por 1 a 0, no MINEIRÃO.
Atual vice-campeã do PAULISTÃO, a PONTE PRETA não poderia ter estreado melhor no CAMPEONATO BRASILEIRO. Em CAMPINAS, a MACACA goleou o SPORT por 4 a 0.
De volta à série A do BRASILEIRÃO, após duas temporadas na SEGUNDONA, o BAHIA foi quem melhor estreou nesta edição do Torneio. Em casa, o TRICOLOR DE AÇO saiu perdendo para o ATLÉTICO PARANAENSE, mas virou e deixou a FONTE NOVA com um imponente 6 a 2 diante dos paranaenses. Até o momento, é o líder da tabela do NACIONAL.
Rival do BAHIA, o VITÓRIA visitou o AVAÍ, em SANTA CATARINA, e trouxe um empate sem gols na mala de viagem. Ainda hoje, o GRÊMIO mediu forças com o BOTAFOGO, em sua arena, e venceu, por 2 a 0, com dois gols de RAMIRO.

LEWIS HAMILTON venceu o GP DA ESPANHA de Fórmula 1, hoje. O inglês largou na pole position, mas, na primeira curva, foi ultrapassado pelo alemão SEBASTIAN VETTEL, da FERRARI. Mas a MERCEDES foi melhor na estratégia de paradas de boxes e, dessa maneira, colocou o britânico novamente do rival. A partir daí, ele não foi mais superado e cruzou a linha de chegada em primeiro pela 55ª vez na carreira na principal categoria do automobilismo. VETTEL foi segundo.
O australiano DANIEL RICCIARDO, da RED BULL, completou o pódio, na terceira posição, quase uma volta atrás dos dois primeiros colocados.
FELIPE MASSA não teve um bom dia. O brasileiro da WILLIAMS largou em nono, mas se envolveu em um acidente com o espanhol FERNANDO ALONSO, na McLAREN, na segunda curva. O resultado: teve um pneu furado e caiu para a última posição. Durante a prova, até conseguiu se recuperar, mas terminou apenas em 13º.   
Os resultados do fim de semana mantiveram VETTEL na liderença do MUNDIAL DE PILOTOS. O alemão tem 104 pontos, mas HAMILTON conseguiu diminuir um pouco a diferença. Agora, ele soma 98. A seguir, na lista aparece o finlandês VALTTERI BOTTAS, também da MERCEDES, com 63 – hoje, ele teve um problema no motor e abandonou.
MASSA está em nono na classificação, com 18 pontos conquistados.
A próxima etapa, a sexta do ano, será o GP DE MÔNACO, em MONTE CARLO, em 28 de maio. ALONSO não disputará a prova. No mesmo dia, ele correrá as 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS, na F-INDY.

O espanhol RAFAEL NADAL segue colecionando títulos em seu piso preferido, o saibro. Hoje, na decisão do MASTERS 1000 DE MADRI, o tenista da casa enfrentou o austríaco DOMINIC THIEM, número nove do ranking da ATP, e venceu, por 2 sets a 0. Este foi o terceiro título de NADAL na temporada. Antes, ele havia conquistado os MASTERS de BARCELONA e MONTE CARLO. Agora, o espanhol, número cinco do mundo, parte como favorito para o MASTERS DE ROMA, na ITÁLIA, e para o torneio de ROLAND GARROS, na FRANÇA.

A empresária MÔNICA MOURA, mulher do marqueteiro JOÃO SANTANA, disse durante depoimento de delação premiada na OPERAÇÃO LAVA JATO que tinha medo das pessoas que lhe entregavam dinheiro vindo da ODEBRECHT. Segundo ela, na campanha presidencial de DILMA, os entregadores escondiam a grana do caixa dois em meias, jaquetas e malas.
MOURA detalhou como era o esquema de recebimento do dinheiro. A empresária combinava com um executivo da construtora uma senha, mudava sempre o lugar que receberia a quantia.
A delatora disse que, por medo das pessoas que levavam o dinheiro, ela fazia a contagem da quantia sozinha depois que eles saíam e, por muitas vezes, a quantia que era entregue não era a mesma que a combinada. Quando isso acontecia, ela contatava FERNANDO MIGLIACCIO, ex-executivo da ODEBRECHT, que dizia que a verba seria compensada na ´próxima entrega, que nem sempre acontecia.
MOURA recebeu quantias de dinheiro em hotéis e shoppings de SÃO PAULO e andava com o dinheiro dentro da bolsa e pegava táxis para se locomover. Segundo ela, o ex-tesoureiro do PT, JOÃO VACCARI NETO, a alertou sobre que o hábito era perigoso, e indicou uma pessoa para transportar o dinheiro em espécie, WILLIAM ALI CHAIM, que trabalhava para o partido, cobrava de 3% a 5% da verba para transportar o dinheiro. CHAIM foi tesoureiro em uma campanha do presidente do PT, RUI FALCÃO, para deputado federal.
A delatora disse ainda que os maços de notas chegavam em uma “maletinha” ou até em uma “bolsinha descartável bem vagabunda”, que depois tratava de jogar fora. A delação de MÔNICA MOURA teve o sigilo derrubado na última quinta-feira pelo relator da LAVA JATO no STF, ministro ÉDSON FACHIN.
Questionada por que o marido, JOÃO SANTANA, não recebia dinheiro em espécie, MÔNICA argumentou que ele era muito conhecido e nunca soube lidar com números.
A delatora disse ainda que atrasos de verba do caixa dois vinham quase sempre do PT. Não costumava haver problemas sobre isso com a empreiteira. Nesses casos, MÔNICA recorria ao ex-ministro da Fazenda, ANTONIO PALOCCI, e VACCARI, apontados por ela como instâncias máximas. Quando a dívida persistia, ela convocava JOÃO SANTANA para interceder ao ex-presidente LULA.

O ex-ministro JAQUES VAGNER afirmou que a delação premiada é a única maneira de o também ex-ministro ANTÕNIO PALOCCI reduzir sua pena na OPERAÇÃO LAVA JATO. Na semana passada, PALOCCI sinalizou ao MPF sua intenção de fechar esse tipo de acordo.
“No sistema jurídico que vivemos, a delação virou a única saída para não ficar preso por muito tempo”, disse JAQUES WAGNER ao jornal FOLHA DE SÃO PAULO. A declaração foi dada em OXFORD, na INGLATERRA, durante um evento que reuniu autoridades e empresários do BRASIL para falar sobre a situação do País aos estudantes brasileiros que moram na EUROPA.
Apesar da “recomendação”, JAQUES WAGNER afirmou que, na sua opinião, os ex-presidentes LULA e DILMA, ambos do PT, não devem estar preocupados com a possibilidade de PALOCCI contar o que sabe à Justiça.
“Eu não sei o que ele vai falar. Se alguém pode estar tenso, é quem teve relacionamento com ele”, disse. “É difícil que o LULA tenha preocupação. O LUA e a DILMA”, disse.

Segundo um levantamento do EUROPOL (SERVIÇO EUROPEU DE POLÍCIA), o ciberataque que aconteceu na última sexta-feira deixou mais de 200 mil vítimas em pelo menos 150 países. O diretor da agência, ROB WAINWRIGHT, advertiu que o número de atingidos continuará crescendo nessa semana. Em declarações à emissora britânica ITV, WAINWRIGHT advertiu que o vírus continuará se propagando “quando as pessoas voltarem ao trabalho e ligarem seus computadores a partir de segunda-feira”. O vírus exigia resgate para pessoas conseguirem acessar seus computadores.

EMMANUEL MACRON, eleito presidente da FRANÇA, tomou posse hoje no PALÁCIO DO ELISEU, sede do governo francês, em PARIS. Em seu discurso, o novo chefe de Estado pediu uma FRANÇA mais forte. Aos 39 anos, MACRON é o presidente mais jovem da história francesa e governará o país pelos próximos cinco anos. “O mundo e a EUROPA precisam mais do que nunca da FRANÇA, de uma FRANÇA forte, que erga alta a voz da liberdade e da solidariedade, de uma FRANÇA que saiba inventar o futuro”, afirmou. O novo presidente, no entanto, admitiu que o país “duvida de si mesmo” há décadas.















          

Nenhum comentário: