domingo, 21 de maio de 2017

19 DE MAIO DE 2017 - SEXTA-FEIRA

19 DE MAIO DE 2017 - A PRIMEIRA PROMOTORA DA AMÉRICA LATINA E QUE TAMBÉM ESTEVE NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, DOUTORA ZULEIKA SUCUPIRA KENWORTHY, É HOMENAGEADA NO CPI/7 - SOROCABA - RECEBE A MEDALHA MMDC DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
AMPARANDO A ETERNA GUERREIRA: CORONEL PM ANTONIO VALDIR GONÇALVES FILHO, COMANDANTE DO CPI/7 E O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR JUIZ SÍLVIO HIROSHI OYAMA.
AO LADO DO JUIZ SÍLVIO ESTÁ O PROFESSOR ADILSON CÉZAR.

D I A     D E Z E N O V E      D E     M A I O    D E     2 017      -      SEXTA-FEIRA.
80 anos, quatro meses e 22 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 315º DO ANO 67º - MÊS 11º
58 anos e 348 dias PMESP.
     58 anos e 99 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 21 140 dias – 503 740 horas.   
53 anos e 256 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
29 anos e 69 dias no Posto de Coronel – 350 meses e 8 dias.
5 anos e 317 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 192 dias CORONEL - 25 anos e 157 dias na reserva.
11 376-667 688                            11 192-262 156                           10 918-255 736.

VOCÊ NUNCA SABE QUE RESULTADOS VIRÃO DA SUA AÇÃO
MAS SE VOCÊ NÃO FIZER NADA, NÃO EXISTIRÃO RESULTADOS.
MAHTMA GANDHI

DIA DE SANTO IVO. Nasceu em 1253, na BAIXA BRETANHA. Cursou filosofia, teologia e direito. Sacerdote foi juiz eclesiástico na diocese de RENNES. É um dos mais populares santos da GRÃ-BRETANHA. Atendia gratuitamente aos pobres e dava-lhes orientação jurídica, por isso é o padroeiro dos advogados.
DIA DE SANTO ARSÊNIO. Romano de nobre família foi religioso no deserto, ali vivendo por quase 50 anos. Amava o isolamento e temia o perigo do convívio com outras pessoas.

454 a. ANA BOLENA, segunda mulher de HENRIQUE VIII, da INGLATERRA, é decapitada em 19 de maio de 1563. ANA fora amante do rei quando ele ainda era casado com CATARINA DE ARAGÃO. Conseguiu a dissolução da união, prometendo-lhe um herdeiro, e causou o rompimento de HENRIQUE VIII com o VATICANO – ele fundou a IGREJA ANGLICANA para ganhar o direito de divórcio. ANA deu à luz ELIZABETH I, mas não conseguiu gerar um filho homem. Com o afastamento e rejeição de HENRIQUE VIII, a rainha teria tentado engravidar de seu próprio irmão. Acabou presa, acusada de incesto e infidelidade. 
255 a. nasce JOHANN G. FICHTE, filósofo alemão, em 19 de maio de 1762.
220 a. de D. MARIA ISABEL, filha de D. JOÃO VI e D. CARLOTA JOAQUINA. Nasceu no dia 19 de maio de 1797, no Palácio de QUELUZ. Faleceu em MADRID, no dia 29 de novembro de 1818, com apenas 21 anos de idade, e sepultada no MOSTEIRO DE ESCORIAL. Tornou-se rainha da ESPANHA ao contrair casamento, em 22 de fevereiro de 1816, com seu tio D. FERNANDO VII (13-10-1784/29-09-1833), rei da ESPANHA, que já enviuvara de D. MARIA ANTÔNIA DE BOURBON Y LORENA, princesa de NÁPOLES.  
219 a. NAPOLEÃO e seu Exército embarcam em TOLON com o objetivo de chegar ao EGITO, em 19 de maio de 1798.
215 a. NAPOLEÃO BONAPARTE (1769-1821), então primeiro cônsul da FRANÇA, funda a LEGIÃO DE HONRA, uma condecoração concedida às personalidades mais representativas para a nação. Ao receber, a pessoa homenageada jurava defender a liberdade e a igualdade. Ainda hoje, a LEGIÃO DE HONRA é a mais alta ordem oferecida pelo governo francês. Palavras ditas por NAPOLEÃO BONAPARTE ao criar a LEGIÃO DE HONRA: “Será uma instituição que promoverá todas as nossas leis republicanas e fortalecerá a revolução. Irá remover todas as distinções de nobreza, que coloca glória herdada acima de glória adquirida e descendentes de grandes homens acima de grandes homens.”
192 a. morre o conde de SAINT-SIMÓN, economista francês, em 19 de maio de 1825.
180 a. ARGENTINA declara guerra contra a BOLÍVIA (19 de maio de 1837) que, unida ao PERU, sustentava um estado de alarme constante em SALTA e TUCUMAN.
156 a. LEOPOLDO O´DONNELL firma o decreto de anexação do território dominicano à ESPANHA, em 19 de maio de 1861.
143 a. criada a lei francesa que proíbe o trabalho de mulheres e crianças em minas, no dia 19 de maio de 1874.
127 a. nasce o líder comunista NGUYEN SINH HO CHI MINH, dirigente do VIETNÃ, em 19 de maio de 1890.
124 a. falece JOAQUIM EGÍDIO DE SOUZA ARANHA, MARQUÊS DE TRÊS RIOS, em São Paulo, no dia 19 de maio de 1893. Nasceu em CAMPINAS, no dia 21 de março de 1821 (ao anotar essa data, também acrescentei uma breve biografia de sua vida profissional).
122 a. morre JOSÉ MARTÍ, líder do movimento pela independência de CUBA, em 19 de maio de 1895.
122 a. inauguração da chamada ferrovia do PACÍFICO, em 19 de maio de 1895.
121 a. nasce FRANCISCO PRESTES MAIA em 19 de março de 1896, na cidade paulista de AMPARO. Responsável por planos urbanísticos para CAMPOS DO JORDÃO, SANTOS, CAMPINAS e RECIFE. Elaborou também projetos para alguns bairros da capital. Nomeado prefeito de SÃO PAULO em 1938 pelo interventor federal no Estado ADHEMAR DE BARROS, ficou no cargo até novembro de 1945. Nesta época, iniciou um plano de urbanismo para a cidade. Abriu as avenidas DUQUE DE CAXIAS, 9 DE JULHO e seu túnel de mesmo nome, IPIRANGA, VIEIRA DE CARVALHO, SÃO LUÍS, o ANHANGABAÚ, e construiu as praças ROOSEVELT e CLÓVIS BEVILÁCQUA. Também ergueu a PONTE DAS BANDEIRAS, a BIBLIOTECA MUNICIPAL, os viadutos 9 DE JULHO, JACAREÍ e DONA PAULINA e a GALERIA PRESTES MAIA. Em 1961 voltou à Prefeitura, eleito com grande votação. Ficou no cargo até 1965, ano em que morreu. Quando saiu, havia feito dezenas de obras viárias na cidade. Além das já citadas, também construiu a PONTE CRUZEIRO DO SUL, na zona norte. Ele se mostrou operoso e competente, e a cidade, em linhas gerais, pode ser considerada até hoje moldada principalmente pelas ações de PRESTES MAIA.
120 a. da libertação de OSCAR WILDE. Após dois anos de trabalhos forçados, o escritor irlandês OSCAR WILDE era posto em liberdade no dia 19 de maio de 1897. Condenado por suas práticas homossexuais, ele foi colocado no cárcere de WANSWORTH e depois no de READING. Nasceu em 19 de maio de 1897.
120 a. o jornal DIÁRIO POPULAR publica em 19 de maio de 1897: a oficialidade chilena embarca hoje para São Paulo, na gare da Central do RIO. Seguem num trem especial, os chilenos, uma comissão de imprensa, o ilustre ex-ministro WALKER MARTINEZ e um secretário da legação.
Ontem à noite os colonos da fazenda do doutor MANOEL JOSÉ FERREIRA, no município de RIO DAS PEDRAS, se revoltaram contra os chefes de serviço, recusando-se a fazer a colheita do café pendente. Foi requisitada força para conter aqueles colonos, chegando à meia noite à fazenda, ainda os encontrando com armas na mão, sendo elas apreendidas e presos oito colonos cabeças do motim.
Circula a notícia que irá ocupar o bispado de São Paulo o preclaro sacerdote D. JOSÉ DA SILVA BARROS, conde de SANTO AGOSTINHO, que é arcebispo resignatário.
As forças expedicionárias da BAHIA mataram o celebre bandido JOÃO BRANDÃO que naquele Estado fazia toda sorte de crimes no interior. Os seus companheiros de quadrilha levavam armamento e munições para ANTÔNIO CONSELHEIRO, enviados por gente domiciliada em SETE LAGOAS. 
119 a. morre WILLIAM GLADSTONE, norte-americano britânico, em 19 de maio de 1898.
119 a. GUERRA DE CUBA: o almirante CERVERA consegue burlar a vigilância da esquadra norte americana e chegar na baía de SANTIAGO, em 19 de maio de 1898. Outras notícias publicadas no jornal DIÁRIO POPULAR:
está já funcionando em JUQUERY a colônia de alienados criada pelo governo do Estado. Foram transferidos para lá 70 loucos que estavam em SOROCABA. Conduzia-os daquela localidade até a estação da ÁGUA BRANCA o doutor FRANCO DA ROCHA, diretor do hospício, e depois da estação da ÁGUA BRANCA, a JUQUERY, onde os acomodou.
A diretoria da Escola POLITÉCNICA, do RIO, suspendeu as aulas e os exames, mandou inserir na ata e nas cadernetas das comissões de exames, expressões de pesar pela morte do ilustre engenheiro ANDRÉ REBOUÇAS.
Hoje às 8 horas da manhã houve um conflito na cocheira de bondes do CAMBUCI, entre empregados, saindo ferido no ante-braço direito JOAQUIM PEREZ que foi medicado na polícia central pelo doutor CASTILHO. Os cabeças do conflito evadiram-se tomando conhecimento o doutor JOÃO GOGLIANO, 2º delegado.
Telegrama de LONDRES diz que LORD SALLISBURY, presidente do ministério inglês, visitou o doutor CAMPOS SALLES; este já retribuiu a gentileza daquele ministro.
O governo americano chamará às armas cem mil voluntários para as operações de guerra. 
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 19 de maio de 1899: foram ontem colocados nas ruas JOÃO ALFREDO e GASÔMETRO, os primeiros marcos, designando o traçado da linha de bondes elétricos, de que são cessionários os doutores GUALCO e SOUZA.
Escrevem-nos pedindo providências da polícia contra um grupo de rapazes de boa sociedade, que se divertem quebrando vidros de casas de famílias, atirando ovos e vociferando termos indecentes, como ante-ontem, se deu com uma família, residente à ALAMEDA DOS ANDRADAS. Esses rapazes, segundo nos informa o nosso missivista, residem à ALAMEDA DOS ANDRADAS, entre as ALAMEDAS GLETTE e NOTHMANN.
Sabemos que no próximo mês de outubro vem da ITÁLIA a BUENOS AIRES, acompanhado de sua esposa, o GENERAL RICCIOTTI GARIBALDI, filho do grande GENERAL JOSÉ GARIBALDI. O GENERAL RICCIOTTI é nascido em MONTEVIDÉU e filho da nossa patrícia ANNITA GARIBALDI, primeira esposa do pranteado general.
A Câmara Municipal de CASA BRANCA pronunciou-se contra a pretensão de vários fazendeiros daquele município que pediram a transferência de suas propriedades para o município de SÃO JOÃO DA BOA VISTA.
112 a. da visita a LISBOA do grande poeta e brilhantíssimo prosador OLAVO BILAC, que tanto lustre dá à intelectualidade brasileira, no dia 19 de maio de 1905. Seguiu para PARIS. Os seus confrades portugueses, dom JOÃO DA CÂMARA à frente, cercaram-no de atenções e carinhos, depois que se instalou no AVENIDA PALACE, foi se dirigir ao largo do BARÃO DE QUINTELA para contemplar o monumento ali erigido a EÇA DE QUEIRÓS, a quem conhecera em PARIS. 
 108 a. nasce NICOLAS WINTON em 19 de maio de 1909. Britânico que organizou o resgate de cerca de 689 crianças judias na antiga CHECOSLOVÁQUIA, salvando-as de morte certa nos campos de concentração nazistas antes do início da Segunda Guerra Mundial.
106 a. publicação no jornal O ESTADO de 19 de maio de 1911: há na Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei proibindo que menores de quatorze anos vendam jornais. Não raro muitos menores são vítimas de castigos corporais se entram em casa sem a féria de tostões por dia.  
105 a. (LONDRES) A comissão de inquérito sobre o naufrágio do TITANIC está tratando de averiguar a razão por que o bote salva-vidas número 1 partiu de bordo levando somente 7 marinheiros e 5 viajantes. Apesar de estar quase vazio, esse bote não socorreu vários passageiros que, por isso, pereceram afogados. Prestou hoje seu depoimento o foguista HERICHSON, que se achava nesse bote. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 19 de maio de 1912).
  95 a. Sistema Monetário Internacional passa por uma reforma, no dia 19 de maio de 1922.
  92 a. nasce MALCOM X, líder do Movimento Negro dos ESTADOS UNIDOS, em 19 de maio de 1925. Ele dizia que a religião havia desviado a ira negra do racismo branco. Para ele, violência se combate com violência. Ele deu o grito de BLACK POWER de STOKELY CARMICHAEL.
  89 a. morre MAX SCHELER, filósofo alemão, em 19 de maio de 1928.
  88 a. em um banquete realizado no HOLLYWOOD ROOSEVELT HOTEL, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realiza sua primeira premiação para os melhores filmes do ano, em 19 de maio de 1929. A festa contou com a presença de 270 pessoas, que pagaram 5 dólares pela entrada. A estatueta entregue aos vencedores seria apelidada de OSCAR em 1939.
  86 a. O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 19 de maio de 1931, publica o manifesto da LIGA DE DEFESA PAULISTA, organização destinada a pugnar, com a maior intransigência, pela autonomia do Estado. A proclamação é de extrema altivez. Vai assinada por mais de quatrocentas figuras representativas de grande parte da intelectualidade paulista, predominando elementos universitários, mestres e alunos, homens das profissões liberais, da pequena e média burguesia. Aparecem como responsáveis pela Constituição da LIGA e seus principais animadores, entre outros: ABELARDO VERGUEIRO CÉSAR, FRANCISCO DE SALES VICENTE AZEVEDO, GASTÃO MELO BARRETO, PAULO DUARTE, ADEMAR DE SOUSA QUEIRÓS, ANTÔNIO CARLOS COUTO DE BARROS, ANTÔNIO PEREIRA LIMA, EDGARD BATISTA PEREIRA, ALFREDO ELLIS JÚNIOR, BENTO DE CAMARGO FILHO, CARLOS PINTO ALVES, RENATO EGÍDIO DE SOUSA ARANHA, LUÍS CARNEIRO, HEITOR PORTUGAL, RUBENS BORBA ALVES DE MORAIS, RUY GUEDES GALVÃO e TÁCITO DE ALMEIDA, este último principal redator do manifesto. 
  82 a. morre LAWRENCE, da ARÁBIA, militar e escritor inglês, em 19 de maio de 1935.  Thomas Edward Lawrence morre em 19 de maio de 1935, vítima de um acidente de motocicleta, próximo ao retiro que se impôs em Dorset, Inglaterra. Tinha somente 46 anos. Malgrado a vida relativamente curta, sua influência foi enorme; seus escritos e suas ligações pessoais ensejaram fortes amizades com as mais influentes personalidades da época como Sir Winston Churchil. Um dos laços intelectuais mais fortes foi amarrado com B.H Liddell Hart, importante teórico e historiador militar do século XX. Evidencia-se ao longo da importante obra de Liddell Hart – STRATEGY (As Grandes Guerras da História. São Paulo: Ibrasa, 1967):  a longa correspondência entre os dois mostra claramente a contribuição de Lawrence; de sua parte Liddell Hart não hesita em exprimir sua gratidão. Não é por outro motivo que a biografia de T.E. Lawrence escrita por ele é, talvez, no gênero, a melhor das suas destacadas obras (Lawrence Of Arabia. New York: Da Capo, 1989).

                Por último, há que reconhecer a genialidade de Lawrence e, ainda que tarde, o cumprimento integral da missão de que foi encarregado e dela se imbuiu de corpo e alma, muito além do dever. Constatou que os homens não nascem talentosos mas se tornam tal pelo estudo intensivo e pela aplicação prática.  Lawrence e outros do mesmo calibre lutaram tenazmente contra suas fraquezas e imperfeições pessoais para liberar essa genialidade. Ele mesmo entendeu isso quando, a propósito da sua biografia em elaboração, escreveu para Liddell Hart: (...) Deve ficar bem claro, pelo menos no meu caso, que o generalato não me veio por instinto, sem sentir, mas pelo entendimento, duro estudo e concentração mental. Se viesse a mim facilmente, não o teria praticado tão bem. Para elaborar minha estratégia (ou insurgência), eu não encontrei professores no teatro de operações: apoiando-me, havia muito tempo de leitura (e escritos) de história militar ... Com dois mil anos de exemplos do passado nas costas, ao iniciar a luta não havia desculpa para não lutar bem.

  62 a. do tratado de paz entre o REINO UNIDO, FRANÇA, ESTADOS UNIDOS e a URSS, que põe fim à ocupação da ÁUSTRIA, em 19 de maio de 1955. 
  58 a. da primeira reunião do CONSELHO SUPREMO da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, realizada no auditório “CARLOS DE SOUZA NAZARETH”, na ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, em 19 de maio de 1959. Numa ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, foi eleito para PRESIDENTE DO CONSELHO o doutor JOSÉ AUGUSTO CÉSAR SALGADO. Foram escolhidos como secretários o doutor GERALDO GOULART e FRANCISCO CALDEIRA BELLEGARDE FILHO. Também foi eleito o primeiro presidente da DIRETORIA EXECUTIVA, MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA, ficando a data de 23 de maio para a posse do presidente. 
  57 a. REAL MADRI ganha seu primeiro Campeonato Europeu em 19 de maio de 1960.
  55 a. uma festa foi organizada no famoso ginásio MADISON SQUARE GARDEN, em NOVA YORK, para comemorar os 45 anos do presidente dos EUA, JOHN F. KENNEDY. Durante cerca de dois minutos, porém as atenções se voltaram para uma loira estonteante, com os lábios flamejando com um batom vermelho. Era MARILYN MONROE, que, no auge de sua carreira, subiu ao palco para cantar um sensual “PARABÉNS A VOCÊ”, dedicado ao aniversariante, em 19 de maio de 1962. Enquanto os homens babavam e as mulheres invejavam, MARILYN brilhava, literalmente. A loira trajava um vestido cor da pele, colado ao corpo, enxuto para os seus já 36 anos, criado pelo estilista francês JEAN LOUIS. Detalhe especial da vestimenta: cerca de 6 mil pedras de cristal SWAROVSKI.
O episódio tornou-se famoso. Não apenas pela aparência deslumbrante da atriz, como também porque foi sua última grande aparição em público. MARILYN morreria menos de três meses depois. Fofocas também ajudaram a dar difusão ao fato. Existiam persistentes rumores de que KENNEDY e MARILYN teriam tido um caso.
Quando a atriz morreu, o famoso vestido foi deixado de herança, junto com outros objetos pessoais, para o diretor LEE STRASBERG, seu conselheiro artístico e o proprietário da escola de atores em que ela estudava. Após a morte de LEE, em 1982, sua viúva, ANNA STRASBERG, tornou-se a proprietária do vestido. Ela ficou com ele por 17 anos, até que resolveu vendê-lo junto com os outros pertences de MARILYN MONROE.
Assim, em 1999, o vestido foi arrematado na sede da empresa CHRISTIE´S, em NOVA YORK, pelos comerciantes ROBERT SCHAGRIN e PETER SIEGEL, donos da loja GOTTA HAVE IT COLLECTIBLES. O valor? Um milhão e 267 mil dólares, a maior quantia já paga pela vestimenta de uma celebridade. Antes do vestido de MARILYN, o recorde era de um vestido usado pela princesa DIANA na CASA BRANCA em 1985, vendido por 225.500 dólares. ROBERT SCHAGRIN e PETER SIEGEL, no entanto, acreditam que realizaram um ótimo negócio. Logo após o leilão, declararam que tinham realizado “a barganha do século”. Para eles, o vestido valia pelo menos três milhões de dólares.
  53 a. das anotações feitas em 19 de maio de 1964 (terça-feira). ANO 14º - MÊS 11º - DIA 315º - 5 anos e 349 dias na FORÇA PÚBLICA – 256 dias como ASPIRANTE – 243 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Avanço na última semana de aspirantado. Segundo os dizeres do MAJOR ROBERTO, de 14º BP, mas que sempre está no BG, vou permanecer neste batalhão. A situação minha continua a mesma: na Secretaria e como encarregado da Biblioteca. Ambas as repartições têm exigido cuidados especiais, necessitando dar partes para o MAJOR Sub Cmt, já que alguns elementos da 1ª Companhia vêm causando confusão para mim e para o GIRALDI no que se refere a aulas.
Os 2ºs TENENTES CRISCIBENE e OMAR estão eufóricos pois deverão ser promovidos ao posto de 1º TENENTE daqui a cinco dias. Também o 1º TENENTE SYNÉSIO deverá ser promovido a CAPITÃO. Na Banda de Música, deveremos ter a promoção do CAPITÃO ALCIDES JÁCOMO DEGOBBI a MAJOR.
Na Secretaria tenho alguns problemas graves. Os CABOS JAIR, JUAREZ e SIMÕES continuam trabalhando na Campanha “OURO PARA O BEM DO BRASIL” e isso faz com que os serviços afetos aos mesmos sejam prejudicados.
Quem dá aula para os soldados nesta tarde sou eu e a mesma vai até às 16 horas, pois tinha grande necessidade de embarcar no trem das 16:20 horas. Passo pelo meu lar e às 17:30 horas estou chegando no CFA para dar aula para os SUBTENENTES e SARGENTOS do Curso Preparatório para ingresso no Q.O.A.A. Comparecem quinze subtenentes e sargentos e a aula dói Fe aritmética.
Antes de deixar o CFA converso com o 1º TENENTE JOSÉ ALVES DE CARVALHO, que estava de Oficial de Dia, e com três capitães da Polícia Militar de MINAS GERAIS.
Em casa, passo a noite assistindo televisão e ensinando minha filha MARIZETE a escrever. No vídeo assisto: REPÓRTER ESSO – novela A GATA –SHOW DE SORRISOS.   
  52 a. da tomada dos principais acontecimentos em 19 de maio de 1965 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 11º - DIA 314º - 6 anos e 349 dias na FORÇA PÚBLICA - 361 dias como 2º TENENTE - 608 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Hoje haveria competição interna de tiro de mosquetão, para oficiais e praças no BATALHÃO DE GUARDAS, no STAND DO BARRO BRANCO.
Não precisava ir cedo ao BG, esperando a tropa que irá competir no próprio STAND, que fica bem perto de casa.
Levanto bem mais tarde do que de costume, à 7:10 horas, deixando meu lar quando são 8 horas. Vou encontrar com as praças e oficiais do Batalhão antes de chegar no STAND.
Há muito barro por ali e o nosso caminhão não pode chegar até próximo do STAND.
Manhã muito fria, molhada, difícil de ser suportada. CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, 2º TENENTE GERSON DE OLIVEIRA, eu e ASPIRANTES SALLES JÚNIOR, CLAUDEONOR MAIORINO  e CRISPINIANO competeríamos nos tiros ao alvo, de mosquetão, a 50 metros de distância.
O CAPITÃO JAYR faz um bom tiro, saindo com a média 7,2. Não sou feliz nessa prova. Meu mosquetão não é lá grande coisa e a falha principal do encarregado é de não escolher as armas que estão sendo usadas. Isso faz com que alguns oficiais gastassem apenas munição. Dos mosquetões apresentados, apenas dois estão em boas condições.
Deixamos o STAND do BARRO BRANCO às 12 horas. O CAPITÃO JAYR dispensa-me dali mesmo, podendo, portanto, retornar ao meu lar. Acontece que logo em seguida sou surpreendido por uma gripe.
Depois do almoço, vou continuar com a leitura de MICHEL ZEVACO - NOSTRADAMUS - que prende a atenção daquele que está com o livro na mão; a cada linha temos uma nova situação de suspense.
A tarde é friorenta. Somente às 17 horas é que deixo meu lar. Rumo para o BATALHÃO DE GUARDAS para dar aula aos cabos. Enfrento o frio e o chuvisqueiro ao cair da tarde, fazendo com que a gripe piorasse.
No BG, com quatorze cabos presentes, a maioria faltando por causa do mau tempo, vou dar aula de Aritmética, recordando a matéria para a sabatina de amanhã. Essa turma que sozinho estou preparando, pode-se notar praças que estão muito bem para enfrentar os exames no CFA, com êxito já assegurado.
Faço a volta com alguns cadetes do 1º CFO e com o 2º TENENTE HENRIQUE TRAJANO, atualmente no Corpo de Policiamento Florestal. Esse oficial está planejando modificações boas para a sua Unidade, que, no momento é relegada a um segundo plano na FORÇA PÚBLICA. O trabalho do CPF não aparece no cenário das outras Unidades da Corporação.
Em casa, lendo ou conversando com a esposa, vou deitar depois das 24 horas.     
  51 a. do lançamento das seguintes memórias em 19 de maio de 1966 (quinta-feira). ANO 16º - MÊS 11º - DIA 313º - 7 anos e 349 dias na FORÇA PÚBLICA - 726 dias como 2º TENENTE - 44 dias na 3ª Companhia do 10º BP.
Hoje é ponto facultativo. Acontece que o CAPITÃO JAIR combinara com o senhor GERALDO LOPES VIEIRA a participação dos oficiais da Companhia de GUARULHOS num almoço oferecido para a polícia.
Passo uma manhã sossegada e às 11 horas, chega em casa o CAPITÃO JAIR e o soldado motorista ADIL. Parto para o almoço, que será "buchada" na chácara de uns italianos no TABOÃO.
No JAÇANÃ, pegamos o ASPIRANTE NUNES FERNANDES e, às 12 horas, estamos na Delegacia de Polícia de GUARULHOS, conversando com o doutor GERALDO LOPES VIEIRA.
Rumamos para o TABOÃO. O nosso jeep anda com defeito no sistema de freios. A chácara dos italianos MANGINE fica situada além TABOÃO.
Ali já estão presentes diversos escrivães da delegacia, dos quais conheço uns quatro, principalmente o MICHEL CAPOVILA.
As pessoas que vão participar do almoço são perto de trinta. A maioria não é nossa conhecida, mas, aos poucos, todos vão se entrosando. Os italianos da chácara são irmãos, e, coisa interessante, todos solteiros. O local é grande, com criação de porcos, cabritos, galinhas etc. Verdadeiro interior de SÃO PAULO. Os eucaliptos predominam na região.
Com cerveja, caninha SANTA BRANCA e vinho; conversas com os novos conhecidos; brincadeiras e fotografias, vamos passando o tempo até o início da "buchada".
A refeição é tremenda. Gostosa mesmo. Até o ASPIRANTE NUNES que não gosta desse prato, regala-se a valer.
A reunião é alegre, informal e até gente de macacão há na mesa. Somente depois das 15 horas é que deixamos a chácara dos MANGINE.
No TABOÃO, passamos por uma oficina mecânica e consertamos o jeep. Trata-se de óleo na lona.
Passamos também pela Companhia. Não há novidades de monta e, assim, vamos fazer o retorno. Deixamos o ASPIRANTE NUNES no JARDIM TRANQUILIDADE. Trazem-me até em casa e o CAPITÃO JAIR parte para a VILA PRUDENTE.
Deito cedo nesta noite. Sinto dores de cabeça e, depois da festa, uma ligeira ressaca.
  50 a. dos fatos narrados em 19 de maio de 1967 (sexta-feira). ANO 17º - MÊS 11º - DIA 314 – 8 anos e 349 dias na FORÇA PÚBLICA – 156 dias como 1º TENENTE – 409 dias na 2ª Companhia Independente.
Nesta manhã recebo a visita do CABO PAIVA, que me traz o seguinte documento:
SÃO PAULO, 18 DE MAIO DE 1967
ORDEM DE SERVIÇO Nº 22.208
DO CHEFE DO ESTADO MAIOR,
AO SR. CMT DA 2ª CIA IND
1 – Apresentar amanhã, dia 19 de maio de 1967, às 12,00 horas, ao QG-DPM, o SOLDADO 6210-BENEDITO RIBEIRO VIANA, dessa Cia, que passará adido à Unidade citada.
(a)  NELSON SIMÕES SCHEFFER DE OLIVEIRA
CORONEL CHEFE DO ESTADO MAIOR.
Isto quer dizer que o dia já começa mal. O nome desse cretino causa-me nojo. Vê-se que o crápula pediu para ser transferido, talvez alegando perseguição na 2ª Cia Ind. O DPM, infantilmente, sem noção da coisa, pede sua adição ao Quartel General. Talvez desconheçam a Nota de Corretivos do mau soldado e pensam que o mesmo é bom, porque acusou um oficial e outras pessoas, no dia 20 de março. Acontece que, quando o sujeito não presta, fatalmente fará outras asneiras e o DPM logo verá que é essa praga.
Apesar dessa notícia um tanto quanto desagradável, minha manhã é saudável.
Ao chegar na 2ª CI, entrego no protocolo a tal ORDEM DE SERVIÇO do Chefe do Estado Maior e, com a chegada do Comandante vamos ver o que vai acontecer. O crápula já está no quartel.
CAPITÃO JAIR não gosta nada da O.S e manda o SOLDADO VIANA para o Presídio Militar “ROMÃO GOMES” a fim de cumprir cinco dias de prisão, sem fazer serviço. O indivíduo fica aparvalhado. Sua intenção era frustrar a cadeia que lhe fora imposta por ter passado a ausente. Pouco depois, o SARGENTO PINTO escolta-o até o PMRG.
Faço alguns pagamentos e o expediente não apresenta grandes novidades. Às 19:30 horas, estou rumando para o CFA. Vou continuar com o Curso de Conversação em Francês.
Antes da aula do Professor LUIZ GONZAGA, telefono para o BG e converso com o 1º SARGENTO CARLOS CARNEIRO VANDER LINDEN. Quero saber de maiores detalhes sobre o caso ocorrido entre seu irmão DJALMA e um enfermeiro do BG, que levou a ele um memorando meu. O SARGENTO VANDER conta-me o que já sabia, por intermédio do SARGENTO JOSÉ CARCAN. Durante o transcorrer dessa semana esse caso esteve parado.
Às 21 horas, começa a aula de Francês. É a quinta que assisto. Noto as presenças do CORONEL da Reserva ARI MERCADANTE; CAPITÃES JOÃO CARDOSO e ADELINO; TENENTES VALÉRIO SBRISSA, TADASHI KOMATA; ASPIRANTE A OFICIAL JUSTINO e alguns outros. Temos apenas dez alunos presentes. A aula é agradável, tal como as outras. No CFA pode-se lembrar de muita coisa passada e comentamos hoje a passagem para a reserva do TENENTE-CORONEL WALDEMAR NOGUEIRA (do CFA) e do TENENTE-CORONEL MÁRIO CAMPOS (atualmente Comandante do 5º BP – TAUBATÉ).
Foram promovidos ao posto de TENENTE-CORONEL: MAJOR ADRIANO AUGUSTO MACHADO, MAJOR TEODORO CABETTE e MAJOR JORGE PAES LEME.
Deixo o CFA com o 2º TENENTE VALÉRIO e ASPIRANTE A OFICIAL JUSTINO. No TUCURUVI, embarco no ônibus JARDIM VILA GALVÃO.
Por instantes paro na delegacia. Ali converso com alguns militares, Doutor SÍLVIO PÁGLIA e investigadores.
Chego em casa quase às 24 horas.  
  49 a. da explosão de uma bomba de pequena potência no sanitário do Centro de Alistamento da FORÇA PÚBLICA, na Rua JORGE MIRANDA, 74, em 19 de maio de 1968. Somente depois da prisão do Soldado JESSE CÂNDIDO DE MORAIS é que ficou resolvido o atentado ao QUARTEL GENERAL DA FORÇA PÚBLICA (DIA 11 de abril de 1968, uma bomba explodiu no forro do elevador do QG/FP). Havia no QG um descontentamento entre praças e oficiais. Por causa disso JESSE CÂNDIDO DE MORAIS e o sargento JURACY GONÇALVES TINOCO resolveram então colocar o explosivo. No próprio carro de JURACY eles conduziram o instrumento bélico. O primeiro foi quem armou o dispositivo para explodir, dando-lhes tempo suficiente para irem embora sem levantar suspeitas. SÁBADO DINOTOS foi o instrutor de JESSE na fabricação dos explosivos. 
  45 a. o JORNAL DA TARDE dava destaque em sua edição de 19 de maio de 1972 para um acidente que havia acontecido com um trem na LAPA. A reportagem alertava para o perigo de novos acidentes no local. Além disso, crescia o número de infrações cometidas por menores de idade na capital. No futebol, o CORINTHIANS vencia a FERROVIÁRIA por 5 a 0 na semana de estréia do novo técnico DAVID FERREIRA, o DUQUE.
  39 a. aprovação do projeto de PACTO AMAZÔNICO por representantes de oito países da AMÉRICA DO SUL, em 19 de maio de 1978.
  39 a. ministros da Defesa da OTAN concordam com a aquisição do sistema de alerta rápida ACS, em 19 de maio de 1978.
  38 dos apontamentos feitos em 19 de maio de 1979: neste sábado complica o problema com os dentes. Com o rosto inchado não dá para ir visitar minha mãe em POÁ. Leio ADONIAS FILHO ‘UM ANJO MAU’ – ‘O REI’ – ‘SIMOA’. Também estou lendo as crônicas de “OS SEGREDOS DO MUNDO”.
PAULO MALUF retorna após dois dias de governo itinerante em MARÍLIA.
Continua a greve dos médicos residentes do Hospital das Clínicas – ameaça de expulsão das moradias.
Polícia Federal apreende 5 bilhões de cruzeiros em “maconha”, no MARANHÃO.
Protesto em ROMA contra a construção de cinquenta usinas nucleares.
SÃO PAULO 1 x PONTE PRETA 1.
LUCINDA não vê com bons olhos o namoro de sua filha MARLENE com o desocupado ALBERTO.
  37 a. FERNANDO BELAÚNDE TERRY ganha as eleições presidenciais do PERU em 19 de maio de 1980.
  33 a. falece o MARECHAL HENRIQUE DUFLES TEIXEIRA LOTT, no dia 19 de maio de 1984. Nasceu em 16 de novembro de 1894, em ANTÔNIO CARLOS, MINAS GERAIS. Estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro, foi comandantes do Batalhão Escolar em 1910, na Escola Militar de Realengo. Formado aspirante a oficial em 1914. Foi adido militar do Brasil em Washington, Estados Unidos. Em 1944 chegou ao generalato. Na crise de 1954 assinou o documento em que os generais, com receio de um golpe de estado devido à instabilidade política, exigiam o afastamento de Getúlio Vargas do poder em meio às inúmeras denúncias de corrupção. Caracterizava-se pelos seus hábitos metódicos, pelo seu respeito à hierarquia militar e ao governo constituído. Após o suicídio de Vargas, Café Filho assumiu a presidência da República e nomeou Teixeira Lott ministro de Guerra, devido às pressões da caserna (sobretudo de oficiais generais), mas especialmente visando afastar a influência do general pró-Vargas, Newton Estillac Leal, sobre os militares. Quando Juscelino Kubitschek e João Goulart venceram as eleições presidenciais de outubro de 1955 - respectivamente para presidente e vice-presidente -, houve uma divisão das Forças Armadas, pois a chapa vitoriosa era constituída por um candidato getulista (João Goulart) e outro antigetulista (Juscelino Kubitschek), um gaúcho e um mineiro. Em 11 de novembro o então general Lott desencadeou o movimento militar, dito de "retorno ao quadro constitucional vigente". Houve então a declaração do impedimento do presidente em exercício, Carlos Luz (Café Filho havia sofrido um infarto e afastara-se da presidência), a entrega de seu cargo ao presidente do senado Nereu Ramos e a garantia da posse dos eleitos, em obediência à Constituição. No início de 1956, Lott continuou como ministro da Guerra no governo de JK, pois garantira a posse do presidente, mobilizando as tropas nas ruas. Foi quando recebeu uma espada de ouro da comunidade defensora da legalidade constitucional (segundo familiares e amigos próximos, Lott teria recusado a espada de ouro, ao brandir sua tradicional espada de general). Este acontecimento ficou conhecido com Movimento de 11 de Novembro. Se distinguiu pelo legalismo e por suas convicções democráticas. Na eleição presidencial brasileira de 1960, o Marechal Lott, já na reserva, foi postulado candidato à Presidência da República pela coligação governista PTB/PSD que elegera JK em 1955 e dera sustentação ao governo deste e recebeu apoio de Juscelino. A campanha de Teixeira Lott foi uma das primeiras a contar com um planejamento profissional, com técnicas de marketing político importadas dos Estados Unidos. O jingle utilizado em sua campanha é considerado um dos melhores já feitos em campanhas eleitorais no Brasil. Porém fora derrotado por Jânio Quadros. Após isso tentou ainda permanecer na vida pública. Em 1961 declarou-se contrário à tentativa de golpe planejada pelos ministros militares para impedir a posse de João Goulart após a renúncia de Jânio e foi de extrema importância para a Campanha da Legalidade de Brizola ao aconselhar a buscar apoio em chefes militares nacionalistas locais. No caso, os generais de Exército Oromar Osório, comandante em Santiago, e Peri Constant Bevilacqua, comandante em Santa Maria. Para assegurar a legalidade, em 26 de agosto de 1961 (dia seguinte à renúncia do presidente Jânio Quadros), fez um importante manifesto às Forças Armadas: Aos meus camaradas das Forças Armadas e ao povo brasileiro. Tomei conhecimento, nesta data, da decisão do Senhor Ministro da Guerra, Marechal Odílio Denis, manifestada ao representante do governo do Rio Grande do Sul, deputado Rui Ramos, no Palácio do Planalto, em Brasília, de não permitir que o atual Presidente da República, Sr. João Goulart, entre no exercício de suas funções, e ainda, de detê-lo no momento em que pise o território nacional. Mediante ligação telefônica, tentei demover aquele eminente colega da prática de semelhante violência, sem obter resultado. Embora afastado das atividades militares, mantenho um compromisso de honra com a minha classe, com a minha pátria e as suas instituições democráticas e constitucionais. E, por isso, sinto-me no indeclinável dever de manifestar o meu repúdio à solução anormal e arbitrária que se pretende impor à Nação. Dentro dessa orientação, conclamo todas as forças vivas do país, as forças da produção e do pensamento, dos estudantes e intelectuais, dos operários e o povo em geral, para tomar posição decisiva e enérgica no respeito à Constituição e preservação integral do regime democrático brasileiro, certo ainda de que os meus camaradas das Forças Armadas saberão portar-se à altura das tradições legalistas que marcam sua história no destino da Pátria. Por conta desse pronunciamento, no qual se contrapunha ao Ministro da Guerra -que era contrário à posse de João Goulart - Lott foi preso. Estava em seu apartamento em Copacabana, com a família, quando chegaram militares para prendê-lo. Todavia, o marechal recusou-se a ser detido por um oficial de patente inferior à sua e exigiu que fosse cumprida a hierarquia militar. Aguardou, assim, a chegada do marechal Nilo Sucupira, para finalmente sair. Lott recebeu uma pena de 30 dias de prisão (dos quais cumpriu 15), sendo três dias na inóspita Fortaleza da Laje. Após o Golpe Militar de 1964, residindo em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, em 1965, foi impedido, pela Justiça Eleitoral, de lançar sua candidatura ao governo do então [estado da Guanabara]. Foi declarado inelegível por falta de domicílio regular.
O Marechal afastou-se definitivamente da vida pública por não concordar com o regime militar que estava iniciando no Brasil.
Quando faleceu em 1984, seu enterro aconteceu sem honras militares. O Ministério do Exército tentou minimizar e justificar o fato, mas a imprensa da época divulgou a ausência das honras militares no enterro de Lott. Leonel Brizola, na época governador do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias e declarou que, na sua volta do exilio, a primeira pessoa que visitou foi o marechal. Cerca de trezentas pessoas compareceram ao seu enterro. Na ocasião, seu grande amigo Sobral Pinto declarou ... se tivesse ido para a presidência do Brasil, teria instaurado um governo de legabilidade e de respeito à pessoa humana, e uma vinculação com partidos políticos, porque era um democrata sincero, inteligente e honrado. Com Lott na presidência, não teríamos ditadura militar durante vinte anos, não teríamos a falência nacional. Nada disso teria acontecido.
Quando a vida e a carreira política de Juscelino Kubitschek é mostrada na TV ou no cinema, a presença de Lott é quase que obrigatória, por causa de sua importância histórica neste período. No filme Bela Noite para Voar, de 2005, é vivido pelo ator Cecil Thiré. Em JK (minissérie), de 2006, é interpretado por Arthur Kohl.
  32 a. falece o jurista HELENO FRAGOSO, no dia 19 de maio de 1985.
  31 a. falece o senador ADERBAL JUREMA, em 19 de maio de 1986.
  30 a. inicio de uma viagem oficial de sete dias dos reis da ESPANHA para a AMÉRICA LATINA, em 19 de maio de 1987, com o objetivo de visitar BOLÍVIA e PORTO RICO. Outros apontamentos nesta data: começa para valer o CSP-87 neste terça-feira. Saio de casa às 7 horas e, antes das 8 horas, após passar pelo 2º BPChq, estou no Salão Nobre do CAES. O CORONEL PM NIOMAR faz a apresentação do CAPITÃO PM Res Professor JOSE DA SILVA LOUREIRO NETO, Procurador do Estado aposentado. Ele dá a matéria de DIREITO PENAL e DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR. Nas suas duas primeiras aulas fala a respeito do Crime Militar, de acordo com a Emenda Constitucional nº 7/77. Aborda a Lei nº 4.898/65 – Abuso de autoridade. Há muita polêmica em torno do que seja crime militar.
As outras duas aulas da manhã são muito boas. O CORONEL PM NIOMAR também faz a apresentação do PROFESSOR AMAURI MORAIS DE MARIA, catedrático de CIÊNCIA POLÍTICA. Fala sobre o PODER, de acordo com MAQUIAVEL. Cita muito a obra O PRÍNCIPE.
Na tarde, conhecemos o PROFESSOR JOÃO ÁLVARO RUIZ que dá duas aulas de METODOLOGIA CIENTÍFICA. Diz que essa matéria irá nos ajudar a elaborar a Monografia.
Terminando o primeiro dia estafante de aulas, o MAJOR PM JOSÉ FRANCISCO PROFÍCIO (deverá ser promovido a TENENTE-CORONEL no próximo dia 24, daqui há cinco dias) fala sobre MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS. Sua apresentação é feita pelo TENENTE-CORONEL PM CARLOS FUGA, sub-comandante do CAES. Fala sobre a I, II e III INTERNACIONAIS. Traz a notícia de que a tropa do 6º BPMM continua demonstrando atos de rebeldia na data de hoje. Aborda dois assuntos no BRASIL, Movimento Político e Movimento Sindical. Prefere sempre falar da época atual – 1987. Também surge muita polêmica na sua aula. Alguns oficiais alunos despontam como perguntadores e questionadores nesse primeiro dia de aula: TENENTE-CORONEL PM CRUZ, TENENTE-CORONEL PM BONJORNO, MAJOR PM CASERTANI e o próprio Chefe de Turma, o TENENTE-CORONEL PM JOÃO NIKOLUK.
Deixo o CAES às 16:30 horas, bastante exausto.
No 2º BPChq, os TENENTES PM JOSÉ LUIZ SANCHES VALENTIN (P4) e GIANNONI (Chefe SJD) ajudam-me na retaguarda quanto a livros e leis citadas hoje nas aulas.
O MAJOR PM DÁRCIO FERNANDES cuida bem do meu batalhão na minha ausência, ajudado pelo CAPITÃO PM GÉRSON REZENDE, no Sub-comando interino.
A maioria dos oficiais está interessada em assistir a uma partida de futebol, na televisão. A Seleção Brasileira apresenta-se no Estádio de WEMBLEY contra a INGLATERRA. LINEKER coloca a seleção local em vantagem no marcador. Logo depois MIRANDINHA faz 1 a 1. Esse empate premia o bom desempenho do BRASIL.
Chove muito nesta terça-feira. No entanto com as aulas do CSP pouca coisa reparo nesse sentido. CAPITÃO SILVA ajuda-me a resolver problemas do reservado. O PM BATISTA está na oficina onde se conserta o GOL preto. Diz ele que o carro ficará pronto amanhã.
Bastante agitado, com pressão alta, retorno ao meu lar. O estado de saúde não é bom.
Assisto na Globo os assuntos políticos sobre a fala do Presidente JOSÉ SARNEY, feita ontem numa cadeia de rádio e televisão. Disse que deixará o governo em 1990, após cinco anos de governo.   
  28 a. Promovidos ao posto de CORONEL PM: MARCO RÉGIS RAGHIANTTI CORDEIRO, NELSON TERRA, CARLINI, HERMÍNIO VITIELO, CLAUDIONOR  MAIORINO,MAPELLI, HERMES BITTENCOURT CRUZ e ANTÔNIO VALDIR GONÇALVES. Foram promovidos no dia 19 de maio de 1989.
  28 a. da colocação em circulação das notas de CR$ 100,00, com a efígie de CECÍLIA MEIRELES, em 19 de maio de 1989.
  28 a. tropas da ÁFRICA DO SUL começam sua retirada da NAMÍBIA, de acordo com o plano previsto para a independência do território, em 19 de maio de 1989.
  26 a. dos assassinatos dos chineses CHAO HUANG YU YING, no motel TURÍSTICO JARAGUÁ, e do comerciante JOÃO TETSUO TOYAMA, do hotel BEIRUTE, em 19 de maio de 1991.    
  25 a. da venda do primeiro certificado de CLIENTE PREFERENCIAL do "PONTO CERTO", em 19 de maio de 1992.
  25 a. da destituição de PEDRO COLLOR das INDÚSTRIAS ARNON DE MELLO, pela sua mãe LEDA COLLOR, em 19 de maio de 1992. Estava no início a briga PEDRO X FERNANDO COLLOR. PEDRO e sua mãe LEDA COLLOR, já faleceram.
  24 a. da neta do CORONEL PM Res. ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA: ANA CRISTINA, em 19 de maio de 1993.
  24 a. PLANO "THEN AND NOW", em 19 de maio de 1993.
  23 a. do assassinato de VLADIMIR SONDA, proprietário dos SUPERMERCADOS SONDA, em 19 de maio de 1994.
  23 a. de desistência do senador JOSÉ SARNEY de participar da corrida ao PALÁCIO DO PLANALTO, em 19 de maio de 1994. O ex-presidente decidiu não participar das prévias do partido ao constatar que não teria como enfrentar a estrutura montada pelo seu principal adversário, o ex-governador ORESTES QUÉRCIA, que conseguiu atrair a maioria dos filiados. Sem possibilidade de participar da disputa em 1994, o senador, que estava em segundo lugar nas pesquisas de opinião, passaria a valorizar o seu apoio.
  23 a. morre JACQUELINE BOUVIER (JACQUELINE KENNEDY ONASSIS), viúva do ex-presidente dos ESTADOS UNIDOS, JOHN KENNEDY e do magnata ARISTÓTELES ONASSIS, em 19 de maio de 1994.
  22 a. falece o ator americano ELISHA COOK, que trabalhou em RELÍQUIA  MACABRA e no filme O BEBÊ  DE ROSEMARY, em 19 de maio de 1995.
  21 a. falece o CORONEL PM Ref. NELSON AGOSTINHO FERREIRA, no dia 19 de maio de 1996.
           16 18 2 20 20Y  616Y  -14 2 15 3 15 1     64 15 3 20 1
           COM   B18 44K    /H32 13 8/.
20 a. das seguintes anotações em 19 de maio de 1997: com dores no pescoço, enfrentando um friozinho enjoado nesta segunda-feira, subo a Rua LUIZ SARRACENI às 9 horas. O vento é terrível nesta manhã.
Na AORPM fico sabendo que PASSOS e ALZENIR estão dando aula nas imediações da Marechal Deodoro, estação do Metrô. Passo pelo BANESPA, agência que fica no interior do Corpo de Bombeiros, na SÉ, a fim de arrumar o dinheiro da prestação de uma geladeira que LUCINDA adquiriu em 21 de maio de 1996. Ali encontro o CORONEL PM Res LOTTI. Conversamos com o gerente FERNANDO.
No MMDC recebo a visita do Professor LUIZ GONZADA DE FREITAS, antigo professor de FRANCÊS da Academia Militar do Barro Branco. Ele é vice-reitor do COLÉGIO SÃO BENTO. Traz seu currículo para a indicação da Medalha PEDRO DE TOLEDO em 9 de Julho. Presenteia-me com uma medalha do Patriarca SÃO BENTO e a sua oração. Também me dá um CD de música sacra.
O veterano SILVEIRA PEIXOTO, de 88 anos, procura-me para colocá-lo em contato com o oficial que chefia o CANIL da PMESP. Sua esposa ganhou uma cadela LABRADOR, de 7 meses e quer adestrá-la.
Ainda estamos convidando pessoas para a missa de 23 de Maio no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA.
Sofrivelmente retorno a GUARULHOS. As dores de um torcicolo amolam-me. Viajo no ônibus COCAIA e cada sacudida do veículo é um tormento.
Em casa, assisto as notícias da RECORD e acabo de ler EPISÓDIOS DO EXÍLIO, de AURELIANO LEITE. Terminada a revolução de 32, os líderes do movimento são exilados para PORTUGAL e FRANÇA. AURELIANO LEITE narra esses meses de exílio, em companhia de ALTINO ARANTES, GENERAL ATALIBA LEONEL, JÚLIO e FRANCISCO MESQUITA, ANTÔNIO MENDONÇA, SALDANHA DA GAMA, FRANCISCO JUNQUEIRA, AZEVEDO LIMA, PEDRO DE TOLEDO, BORGES DE MEDEIROS e muitos outros.  
  19 a. das anotações feitas em 19 de maio de 1998: às 9 horas desta terça-feira estou viajando no EXPRESSO COCAIA – ARMÊNIA. É uma manhã de temperatura baixa, com chuvisqueiros. Recebo um telefonema do senhor GERALDO FARIA MARCONDES no MMDC. Queixa-se de seu inquilino – SARGENTO PM ALMEIDA – que lhe deve 4 meses de aluguel. Telefono ao SARGENTO ALMEIDA. Prontifica-se a acertar esse problema na Imobiliária. Pensamos sobre o grave episódio da Sociedade Veteranos de 32-MMDC nas mãos de um homem obsessivo. Parece que deveremos marcar uma reunião do Conselho Supremo para acertarmos a outorga das Medalhas no 9 de Julho e outros pontos dessa solenidade. Recebo uma documentação do TENENTE PM PIGNATARI pedindo a Medalha da Constituição para o Conselheiro do Tribunal de Contas WALDEMAR BITTENCOURT DE CARVALHO. O ofício é assinado pelo CORONEL ARY CANAVÓ, endereçado ao Deputado Estadual PAULO KOBAYASHI, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Atendo o “velho” veterano VITTÓRIO BONCRISTIANO, o antigo palhaço PIRULITO, companheiro de CHINCHARRAO e ARRELIA. Com 85 anos, VITTÓRIO tem muita dificuldade para falar, resultado de uma delicada operação de um câncer na garganta.
SILVEIRA PEIXOTO traz o seu livro “CÁSPER”, autografado para mim. Com todas as dificuldades de uma recente operação e de seus 89 anos, SILVEIRA PEIXOTO não esquece dos amigos do MMDC. Atrapalhado com seus problemas no CLUBE MILITAR, o CORONEL CANAVÓ pouca atenção dá para o MMDC. Usa a Sociedade como se fosse seu escritório particular.
Nesta noite, em casa, assisto o JORNAL DA RECORD, com BÓRIS CASOY e o JORNAL NACIONAL. O cantor LEANDRO chorou com os médicos hoje, ao saber que o tumor sofreu uma redução de 30% com as primeiras sessões de quimioterapia.
Assisto CRUZEIRO 2 x VASCO 0 pelo Canal 4. É um dos jogos pelas semi-finais da COPA DO BRASIL. Na outra partida: PALMEIRAS 1 x SANTOS 1.  
  18 a. das anotações feitas em 19 de maio de 1999 (quarta-feira): recebo um telefonema do senhor GERALDO FARIA MARCONDES, presidente eleito da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Diz ele que ladrões entraram na propriedade de sua filha, em ARAÇATUBA. Dada a característica de segurança da casa, eles não conseguiram roubar nada, mas danificaram bem um carro de seu genro. Senhor MARCONDES irá para ARAÇATUBA e pretende reunir a comunidade para a defesa do bairro onde seus parentes moram. Possivelmente, não estará em SÃO PAULO no dia 23 de maio.
CRISTIANO desfalca a equipe de pessoas que dão aulas no nosso staff. Pegou uma pneumonia e quase foi internado na CRUZ AZUL. Temos notícias de ALZENIR. Não mais irá abandonar o serviço em ARACAJU como era idéia sua no início da semana.
No MMDC, recebemos as visitas do veterano PAULO DELFINO NOGUEIRA, do senhor FLÁVIO AUGUSTO (filho do senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA), do 1º TENENTE PM HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS. Este último compareceu em ITARARÉ onde tirou muitas fotos dos lugares históricos de 1932. Com o CORONEL ARY CANAVÓ visitou várias localidades e autoridades de ITARARÉ.
ARY CANAVÓ continua pensando na Reunião de Diretoria de amanhã. Será para ele uma humilhação o não comparecimento dos conselheiros, como é sua intenção. Vai perceber como foi patético passar um telegrama mal intencionado, usurpando o nome do Presidente do Conselho Supremo. Irá ser vexaminoso o ato de amanhã, inda mais com a presença de sua arqui-inimiga REGINA CELENTANO.
Esfria muito esta quarta-feira. O teatrólogo, escritor de novelas ALFREDO DIAS GOMES, foi sepultado no Cemitério SÃO JOÃO BAPTISTA, zona sul do RIO. Os lances do velório e do enterro estão colecionados em uma pasta que acompanha minhas memórias de 1999. Na TV, assisto cenas dramáticas de seus parentes e amigos na despedida.
O PALMEIRAS perde por 1 a 0 para o RIVER PLATE, nesta noite, em BUENOS AIRES, na primeira batalha das semifinais da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. O resultado mantém o time brasileiro vivo na luta pelo título, mas vai ter de vencer o jogo de volta, na próxima quarta-feira (dia 26), por dois gols de vantagem para se classificar à final.
A modelo brasileira LUCIANA GIMENEZ dá à luz um menino, em NOVA YORK, que seria filho do roqueiro MICK JAGGER.
A GLOBO está reprisando a minissérie O PAGADOR DE PROMESSAS, de DIAS GOMES. Assisto o segundo capítulo (são quatro) após o jogo RIVER PLATE 1 x PALMEIRAS 0.     
  17 a. da transferência para a reserva do Tenente-Coronel PM EDUARDO BEZERRA DE MELO, em 19 de maio de 2000.
  17 a. falece o 2o.TENENTE PM Ref. JOAQUIM CORDEIRO DE SOUZA, no dia 19 de maio de 2000.

ACONTECEU EM 2OO1 (19 DE MAIO) : -    SÁBADO
O sábado tem até uma temperatura agradável pela manhã. O JORNAL DA TARDE traz uma reportagem no Caderno de sábado que me interessa: “O tenentismo, um movimento que mudou a história do Brasil”. O militar, político e governante JURACY MAGALHÃES, desaparecido em 15 de maio, aos 96 anos, leva consigo o ciclo do militarismo brasileiro e sua tutela sobre o processo político contemporâneo, iniciado na década de 1920 e que durou até meados dos anos 1980, no ocaso dos governos militares nascidos em 1964.

Na madrugada, no JAPÃO, temos o GP DE MOTEGI, Fórmula INDY. O campeão é o sueco KENNY BRACK, que assume a liderança do campeonato com 48 pontos. O brasileiro HELIO CASTRONEVES chega em segundo. Outro brasileiro, TONY KANAAN em terceiro; CHRISTIAN FITTIPALDI em quarto; JIMMY VASSER em quinto.

Mantenho, pela manhã, contato telefônico com alguns veteranos de 32: GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, SOFFREDI, PAULINO e SILVEIRA PEIXOTO. Conversamos sobre a missa marcada para 23 de maio no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista. 

O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR vai até PIRACAIA com seus companheiros músicos, a fim de abrilhantarem a festa do casamento do Sargento OLIVEIRA. Acontece que ele retorna logo depois da cerimônia no religioso porque o carro apresenta defeito.

O brasileiro vive esses dias a SINDROME DO APAGÃO. Jornais, televisão e rádio anunciam as medidas tomadas pelo governo para proporcionar o racionamento da energia elétrica. Até em casa isso se faz sentir. Gastamos mais de 500 kwts por mês e somos obrigados a economizar numa faixa de 20%. LUCINDA já está tomando providências.

Foi assassinado num parque de diversões da Avenida MARECHAL TITO, na zona leste, o SARGENTO PM VALDELEI MARIANO, de 45 anos. Ele servia ao 21º BPMM e tinha 25 anos de permanência na Corporação.
Termino de ler o romance mediúnico de ZÍBIA GASPARETTO – NINGUÉM É DE NINGUÉM. A zero hora, na BANDEIRANTES, assisto a mais um CINE SINISTRO – HAZARD, O MUTANTE BIOLÓGICO. Cientistas engravidam uma mulher no sentido de dar a luz a uma criatura capaz de resistir a uma hecatombe nuclear. Nasce um monstro ávido por carne humana.

O SARGENTO LUÍS ANTÔNIO BAZARIN vai cumprir prisão administrativa num quartel da PM por tentar escapar da fiscalização e bater numa perua da Prefeitura de São Paulo. BAZARIN, dono de uma lotação clandestina, transportava 12 passageiros, quando ocorreu uma perseguição na marginal Pinheiros, por parte de guardas civis.

O PM RÓBSON FERREIRA DE LIMA e o PM RILDO MALVAKIEWCZ foram recebidos à bala por uma quadrilha de assaltantes. LIMA morreu e ASSIS  está internado em estado grave. O crime foi registrado na madrugada, em São Miguel Paulista, na casa de um funcionário da PROTEGE. No local, os assaltantes faziam reféns o funcionário e sua família.

ISRAEL VOLTA A BOMBARDEAR PALESTINOS: pelo segundo dia consecutivo, a Força Aérea israelense atacou a CISJORDÂNIA, com helicópteros, ferindo 30 pessoas, quase todos civis. Foi mais uma ação de represália ao atentado à bomba realizado no dia 18 de maio por um terrorista  suicida do grupo radical palestino HAMAS, na porta de um shopping em NETANYA, onde morreram seis pessoas.

A CANTORA AMERICANA SUSANNAH McCLORKE suicidou-se, jogando-se da janela do apartamento, em MANHATTAN, nos E U A, aos 55 anos. Famosa por interpretar clássicos do jazz, SUSANNAH tinha um repertório de cerca de 3 mil composições, com 17 discos gravados. Além disso, era escritora de livros de ficção.

FALECEU O EX–COMBATENTE DE 32, JOSÉ GAMBERONI, aos 89 anos (nasceu em 12 de agosto de 1912).Pertenceu ao Regimento de Cavalaria "9 de Julho".


O primeiro julgamento por poligamia termina com o veredicto de culpa contra um mórmon casado com cinco mulheres e pai de 29 filhos, nos ESTADOS UNIDOS.

2 002  :  -    DOMINGO
“Para a honra da santíssima e indivisível TRINDADE, pela exaltação da fé católica e o crescimento da religião cristã, pela autoridade de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, dos Apóstolos PEDRO e PAULO, e por nós mesmos, após deliberações maduras e muitos pedidos pela DIVINA ASSISTÊNCIA, com os conselhos de nossos veneráveis cardeais, patriarcas, arcebispos e bispos no presente em ROMA, nós declaramos que MADRE PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS é uma santa, e nós incluímos seu nome no registro dos santos, determinando que sua memória seja venerada anualmente pela Igreja no dia 9 de julho. Em nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO”.
Esse evento aconteceu hoje pela manhã, na praça de SÃO PEDRO, no VATICANO. Ainda foram canonizados outros três religiosos: um espanhol e três italianos. Entre os convidados de honra estavam o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e o governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN. Entre os cardeais, dom CLÁUDIO HUMMES, dom LUCAS MOREIRA NEVES e dom EUGÊNIO SALLES. A família da santa foi representada por quatro de seus sobrinhos – netos, que já estavam em ROMA, vindos de NOVA TRENTO (SC): AGENOR, JORGE, ALCIDINEI e ANTÔNIO VISINTAINER.
FRASE DO PAPA – “Saúdo, especialmente, o senhor presidente da República e demais autoridades que se uniram a essa celebração. Faço votos de que a vida de MADRE PAULINA possa servir como modelo de santidade às Irmãzinhas da Imaculada Conceição e para que DEUS possa ser conhecido, amado e adorado por todos em todo o mundo”

O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até POÁ, em seu carro, numa manhã muito desagradável, com temperatura baixa e chuva. Encontramos uma movimentação fora do comum na frente da casa de minha mãe. Estão sendo colocados três postes de eletricidade para a instalação de transformadores que irão sustentar a rede elétrica do futuro shopping que será construído no terreno que o ABRIGO BATUIRA vendeu no ano passado.
Minha mãe tem dificuldade para fazer a refeição. Está bastante irrequieta. Mais tarde, a MARIZETE queixa-se dela. Não podemos censurar os atos de dona ALICE, porque os 93 anos que ela carrega é um grande peso da velhice e, ser ranzinza, é apanágio dos idosos.

VENCEU a segunda edição do programa CASA DOS ARTISTAS o cantor RAFAEL VANUCCI. Ele disputou a final com a modelo ELLEN ROCHE e embolsou o prêmio de quatrocentos mil reais.

Motoqueiros em romaria à APARECIDA destruíram placas e telefones na via DUTRA após sofrerem bloqueio da Polícia Rodoviária Federal. Os quinze mil motoqueiros tentaram chegar à APARECIDA em evento que deu início no começo da rodovia, por volta das 6 horas. Após serem impedidos por policiais rodoviários, eles destruíram placas de sinalização e telefones de emergência da concessionária NOVA DUTRA.

Foi preso nesta noite o PM ANDRÉ MENDES DE PAULA, de 32 anos, soldado que serve a seis anos da 4ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar, no JARDIM ARPOADOR, por policiais do GOE, da Polícia Civil, acusado de ter roubado onze reais do comerciante MÁRIO FERREIRA FERNANDES. ANDRÉ, que está no Presídio Romão Gomes, poderá pegar de 4 a 12 anos de prisão pelo crime.

FALECEU o 3º Sargento Reformado JOÃO BATISTA DE MOURA CAMPOS, às 12 horas, no Hospital CRUZ AZUL, por cardiomiopatia isquêmica. Participou da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA de 32, sendo que sua última Unidade foi o 5º BPMI – TAUBATÉ.   

Usando uniforme do Exército israelense, um terrorista suicida palestino explodiu-se em um supermercado de NETANYA (litoral norte de ISRAEL), matando duas pessoas e ferindo mais de quarenta.

CONFIRMADA a informação de que os EUA devem ser alvo de novo ataque terrorista AL QAEDA. A afirmação foi feita à rede de TV FOX pelo vice–presidente americano DICK CHENEY, que pediu ao povo para ficar alerta.

O TIMOR LESTE enfim declarou sua independência, depois de mais de quatrocentos anos de ocupação estrangeira, portuguesa e indonésia, em seu território. Para comemorar a criação da mais nova nação do milênio, mais de 200 mil pessoas estiveram reunidas no CAMPO DE TACI TOLO, num bairro da capital DILI. Os festejos tiveram início à meia–noite (horário local) e se estenderam por todo o domingo. Durante a cerimônia estiveram presentes muitas celebridades, entre elas, KOFI ANAN, o secretário – geral das Organizações das Nações Unidas – ONU -, o ex–presidente dos EUA, BILL CLINTON, e o primeiro–ministro da Austrália, JOHN HOWARD, além de outros líderes políticos de 80 nações. Num dos momentos mais esperados da comemoração, o ex–líder guerrilheiro XANANA GUSMÃO assumiu a PRESIDÊNCIA DO TIMOR LESTE. No final do seu discurso, a nova bandeira do TIMOR LESTE, nas cores vermelha, negra e amarela, com uma estrela branca, foi içada em DILI, substituindo o símbolo das NAÇÕES UNIDAS que havia no país. O TIMOR LESTE será governado numa república parlamentarista, cujo primeiro–ministro será MARI ALKATIRI.

DIVULGADO pelo jornal britânico SUNDAY TIMES um novo vídeo de OSAMA BIN LADEN. Nas imagens, que teriam sido fornecidas por um agente secreto paquistanês, o milionário saudita aparece mais magro e afirma que qualquer país que esteja do lado de ISRAEL e dos EUA é alvo dos terroristas islâmicos.
     
2 003  :   -     SEGUNDA-FEIRA
LUCINDA conta-me que estão acontecendo atritos violentos entre a KÁTYA e o PAULO CÉSAR, porque ela tem cenas de ciúmes exacerbados e isso cria um ambiente terrível entre os dois. Parece que estão brigados, mas a KÁTYA sempre tem ameaçado o PAULO CÉSAR e, segundo pessoas que assistiram essas cenas, disseram para a LUCINDA que ela não titubeia em fazer escândalo com o PAULO CÉSAR, ofendendo-o com palavras pesadas. 
Os oficiais do MMDS reclamam comigo as dificuldades financeiras que estão enfrentando. Também já se completaram alguns anos que o governo não reajusta os vencimentos dos oficiais, alegando sempre que o Estado não tem dinheiro. A infração realmente vai corroendo os nossos vencimentos e a situação vai cada vez mais ficando aflitiva para aqueles que são honestos. Muitos já se corromperam e tiram dinheiro de outra maneira, deixando a polícia cada vez mais desacreditada. É uma situação humilhante, mas os chefes políticos estão distantes da realidade. AMÉRICO precisa exercer alguma atividade lucrativa porque o dinheiro que ganha não dá mais. VICTÓRIO e ele vão agora cedo verificar um serviço de segurança.
Na tarde, tenho certa desilusão com o presidente do MMDC. Na semana passada, o Sr. MARCONDES determinou que se fizesse convites aos jornais para um comparecimento ao DIA DA JUVENTUDE, em 23 de maio, explicando que não se poderia continuar com a paralisação das obras de restauro do MONUMENTO-MAUSOLÉU. Agora, quando tudo está pronto para a divulgação dos convites, ele se amedronta com a possível repercussão do que seria exposto nos jornais e apenas telefona dizendo que conversou com autoridades que aconselharam-no a ficar quieto, esperando decisão Judicial, sem afrontar esse poder. Acontece que os estragos no obelisco são realidades palpáveis e não se sabe até quando essa demora irá. Como secretário, embora chateado, tenho de acatar o vacilo do presidente. Visita-nos o senhor CLEIBER. Ele participa de uma peça criada pelo MAJOR ARRUDA – SÃO PAULO 32: UMA VISÃO MUSICAL e diz que irão percorrer nove municípios para divulgação da mesma. Quer vender miniaturas de matracas, feitas por ele. Vem propor uma comissão para a Sociedade nessa venda, durante a apresentação da peça. Quer fazer um acordo com o MMDC mas o presidente não está presente para resolver esse assunto.
Dona CÉLIA apronta a carta-convite para os conselheiros comparecerem na solenidade de 23 de maio. O Coronel GUIMARÃES está deixando o cargo de secretário da COMISSÃO DE MEDALHAS. Vai substitui-lo o CORONEL ANTÔNIO CARLOS MENDES. Ele conversa comigo por telefone e acerta essa passagem de cargo. O Cel. GUIMARÃES trabalha no BANCO REAL e seu tempo é escasso para participar ativamente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Em casa, LUCINDA recebe a visita da mãe da KÁTYA, expondo a ela o que vem acontecendo entre a sua filha e o PAULO CÉSAR. O ruim de tudo isso é que o IAGO vai crescendo num ambiente anormal.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de SÃO PAULO, EDIVALDO SANTIAGO DA SILVA, e os outros dez diretores presos hoje são também investigados por promover greves a mando de donos de ônibus, recebendo propinas de até R$ 1,5 milhão. Sobre SANTIAGO pesa ainda a suspeita de três assassinatos de sindicalistas. Outros dirigentes podem estar envolvidos em cinco homicídios e em uma tentativa de morte. Ao todo, a Justiça decretou a prisão temporária de 17 dos 63 diretores do sindicato. Nove foram presos em suas casas de manhã. À tarde, dois se entregaram na Polícia Federal e os seis restantes estão foragidos. Ao ser detido, SANTIAGO estava acompanhado por três seguranças (um deles é PM) da viação CAMPO BELO. Em blitz na sede do Sindicato, promotores e policiais apreenderam agendas, computadores e muitos documentos.

A metade dos presos do 50º Distrito Policial (zona leste da Capital) fugiu na madrugada pelo túnel de quinze metros que dava num terreno baldio. Foi a maior fuga do ano no Estado. Eles usaram como ferramentas barras de celas destruídas num motim na semana passada.

A polícia do RIO tem dois novos suspeitos de ter baleado a estudante de enfermagem LUCIANA GONÇALVES DE NOVAES, 19 anos, no campus da Universidade ESTÁCIO DE SÁ. Eles são dois PMs e um já está preso. É a terceira vez, em duas semanas, que a polícia muda a versão sobre quem teria disparado o tiro que perfurou a mandíbula e se alojou na coluna cervical da jovem. Os novos suspeitos são o soldado WILLIAM ANDRADE DE LUCAS, do 6 º Batalhão, e um PM, ainda não identificado, que trabalha com o inspetor MARCO RIPPER, da 16 ª DP, na segurança do campus. O PM, que irá depor amanhã, está preso desde o dia 8 de maio, sob a acusação de participar de extorsões , seqüestros e assassinatos de traficantes do TURANO. Ele faz parte do grupo de nove PMs acusados de matar um traficante e de seqüestrar duas pessoas que estão desaparecidas. O laudo da perícia feita na pistola do inspetor RIPPER deu negativo em relação à bala que feriu a estudante. Hoje, em PRESIDENTE MÉDICI, RONDÔNIA, a Polícia Federal prendeu o traficante OCIMAR ROBERT, o BARBOSINHA, chefe do tráfico de drogas no MORRO DO TURANO, próximo à ESTÁCIO DE SÁ.

O corpo do empresário libanês JIHAD AHMAD KASSEM, de 33 anos, esteve no IML, sem identificação, desde o dia 13 de maio até hoje à noite. No dia 12, a vítima foi vista pela última vez, após ser algemada por dois homens que se identificaram como policiais civis, na VILA MARIANA, zona sul. No dia 16, o agente policial WENDEL SOUZA E SILVA, da equipe A-SUL do DHPP, teve a prisão temporária decretada. Ele foi reconhecido por uma testemunha como um dos homens que teriam algemado e levado o libanês. O policial nega. KASSEM foi executado a tiros. O corpo foi encontrado no mesmo dia, na ESTRADA DA COLÔNIA, em PARELHEIROS, zona sul de SÃO PAULO, e periciado por policiais da equipe D-SUL do DHPP. O boletim de ocorrência de encontro de cadáver, no entanto, foi registrado no 25 º DP. O corpo foi reconhecido hoje pelo seu dentista e por sua mulher.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA foi o assunto de dois encontros na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira. O primeiro deles reuniu entidades representativas dos servidores públicos estaduais, com a finalidade de definir uma agenda de mobilização e de debates em torno dos projetos de reformas nos âmbitos federal e estadual. O outro foi promovido pelo deputado estadual RENATO SIMÕES, pelo deputado federal IVAN VALENTE e pela vereadora da Capital FLÁVIA PEREIRA. O seminário organizado por esses parlamentares petistas destinou-se a discutir os impactos da reforma da Previdência nos regimes previdenciários do Estado e dos municípios.

AFASTADA da delegação brasileira que em agosto vai aos JOGOS PAN-AMERICANOS a nadadora LAURA AZEVEDO, de 21 anos, que fora classificada para a equipe de revezamento 4 por 100 “medley”. Ela foi pilhada num exame antidoping, que acusou a presença de três substâncias proibidas da família dos anabolizantes.

O PAPA JOÃO PAULO II, que completou 83 anos no domingo, dia 18, sinalizou que sua morte está próxima ao falar hoje a fiéis da POLÔNIA, sua terra natal, no VATICANO. A multidão lotou a praça de SÃO PEDRO para acompanhar a canonização de dois poloneses. No sábado, dia 17, o VATICANO assumiu oficialmente que o PAPA sofre do Mal de PARKINSON. Ele é o segundo PAPA mais velho da história da Igreja, só perdendo para LEÃO XIII.

Uma mulher-bomba palestina detonou explosivos presos a seu corpo na entrada de um shopping center em AFULA (norte de ISRAEL). Três pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas. O objetivo dos grupos terroristas, que atacaram cinco vezes desde o dia 17, é minar o novo plano de paz dos EUA para a região e enfraquecer o novo premiê palestino, ABU MAZEN, visto como moderado e contrário à INTIFADA (levante palestino contra a ocupação israelense). Dois grupos terroristas assumiram a autoria do atentado: as Brigadas dos Mártires de AL AQSA e o JIHAD ISLÂMICO. Na Faixa de GAZA, 25 palestinos foram feridos por disparos israelenses. O Exército de ISRAEL afirma que a ação visava impedir que os palestinos disparassem mísseis contra alvos israelenses. O ministro da Defesa de ISRAEL, SHAUL MOFAZ, culpou o presidente da AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA, IASSER ARAFAT, pelos recentes ataques.

Numa clara manifestação de seu novo poder, milhares de muçulmanos xiitas fizeram hoje, em BAGDÁ, o maior protesto contra a presença militar americana no IRAQUE desde o final da guerra, exigindo a formação de um governo representativo no País. Desde que o ex-ditador SADDAM HUSSEIN foi deposto pela coalizão anglo-americana, no mês passado, houve vários atos contra a presença dos EUA, mas eles nunca chegaram a reunir mais do que algumas centenas de pessoas. O protesto de hoje contou, em um determinado momento, com cerca de dez mil pessoas e teve uma mensagem política clara. “Buscamos apenas a unidade islâmica”, gritavam os manifestantes, que também cantavam músicas religiosas e levavam faixas com dizeres contrários à “administração estrangeira”.

Aviões de combate da INDONÉSIA atacaram hoje com foguetes uma base rebelde em ACEH, iniciando uma ofensiva militar contra os separatistas poucas horas após o fracasso das negociações de paz em TÓQUIO e a imposição de uma lei marcial na província. Mais de mil soldados das forças especiais chegaram hoje à província por ar e por mar em uma operação contra os rebeldes de ACEH, no que se calcula será a maior operação militar da INDONÉSIA desde que invadiu o TIMOR LESTE em 1975. As conversações em TÓQUIO fracassaram quando os rebeldes rejeitaram as exigências da INDONÉSIA de depor armas, abandonar sua luta separatista de 27 anos e aceitar uma autonomia regional. Os rebeldes juraram resistir aos ataques do Exército e lutar por sua independência. Logo após a decretação da Lei Marcial em ACEH – província rica em gás natural e petróleo que fica no norte da ILHA DE SUMATRA – o Exército prendeu cinco líderes rebeldes.

CONCLUÍDA a expedição do explorador inglês PEN HADOW, de 41 anos, que partiu da costa norte do CANADÁ e atingiu o ponto central do PÓLO NORTE em 64 dias. HADOW estabeleceu um feito inédito ao chegar ao PÓLO arrastando-se num trenó e sem assistência médica.

FALECEU a atriz WENDY HILLER, vencedora do OSCAR de melhor atriz coadjuvante de 1958 por sua interpretação no filme VIDAS SEPARADAS. WENDY também atuou em CONDUZINDO MISS DAISY e O HOMEM ELEFANTE. Ela morreu no dia 14, mas sua morte foi anunciada hoje, dia 19. Aos 90 anos, de causa não divulgada, em BEACONSFIELD, na INGLATERRA.

ASSISTO na GLOBO o filme DUPLA PERSEGUIÇÃO, de 2000, dirigido por FRED OLEN RAY, com BRIAN BOSWORTH, MICHAEL DORN, JENNIFER HAMMON e LANCE GUEST. DE tanto ouvir falar em terrorismo, não deixa de ser curioso assinalar que o cartaz da TELA QUENTE trata do terrorismo de Estado. Agentes especiais ligados ao vice-presidente dos EUA tentam conseguir disquete com informações comprometedoras, nas mãos de um candidato à presidência. Eles tentam interceptar o sujeito dentro de um CONCORDE, há um tiroteio, o piloto é morto e está formado o quadro para mais um drama de suspense no interior de um avião. Um capitão tenta pilotar o CONCORDE, com a ajuda de uma aeromoça e de uma torre francesa. Chega a agradar.

2 004  :   -  QUARTA-FEIRA
Recebo, nesta manhã, um telefonema do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Encontra-se em casa, recuperando-se de um mal estar intestinal, que o fez ficar internado de sábado, dia 15, até segunda-feira, dia 17, no hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA. Diz estar enfraquecido e que talvez não possa comparecer na solenidade do DIA DA JUVENTUDE, no domingo. Conversou com o general BUENO e foi informado que os advogados da CARNIDE entrarão com uma petição judicial a fim de assegurar  o direito de realização do evento de domingo, sem agitações prometidas pelo crápula CARVALHOSA. Ele será notificado e poderá ser detido caso pretenda fazer arruaças, como divulgou no nosso próprio site, durante um bom tempo. Digo a ele que o CEL MENDES e o CEL RENALDO irão hoje à funerária para acertar o problema da compra das urnas.

Não tenho muito ânimo de ir para SÃO PAULO numa das manhãs mais frias de maio. A reunião no MMDS fica prejudicada. Apenas participo de um almoço com os oficiais, distribuindo missões para os dias que deverei ficar afastado por causa de uma operação marcada para amanhã. Depois, passo pela AORPM para distribuir os convites para o 23 de maio. O Cel HERMES CRUZ conta-me que há treze anos sofreu uma operação de um carcinoma, parecido com o que tenho no momento, no lábio, com o então tenente médico HILÁRIO (o agora capitão que irá me operar amanhã). Conversamos a respeito desse assunto durante um bom tempo, procurando me reanimar para o que irá acontecer amanhã.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com o Cel MENDES, desenvolvemos uma tarde de intensa atividade, principalmente tendo em vista a solenidade do próximo domingo, fazendo ligações para o RIO DE JANEIRO (CAPITÃO MÂNCIO, indicado para receber a medalha MMDC); com o 8º DISTRITO NAVAL, a respeito da programação do evento; com o IV COMAR, CORONEL AVIADOR PENTEADO, que não poderá estar na solenidade para receber a comenda (deverá mandar um oficial no seu lugar); com um estabelecimento escolar que quer dados sobre a festa; com NIVALDO, a respeito do soldado constitucionalista, do CIRCUITO SÃO PAULO, que inaugurará uma figura histórica no roteiro que acontece aos domingos. O MENDES tem contatos telefônicos com o Sr MARCONDES e com o GENERAL BUENO. Ele foi até a funerária, para resolver o problema das cem urnas, cujo pagamento será realizado pela FARAH SERVICE. O Cel RENALDO, que também iria na funerária (o MENDES preferiu ir sozinho), esteve nesta tarde no MMDC. Mostra um documento onde a Secretaria da CULTURA estuda a possibilidade de fornecer oito mil reais para a Sociedade.
O Cel MENDES, que me amparou durante o velório e sepultamento de minha mãe, bem como na missa de sétimo dia, se propõe a assistir a operação que irei sofrer amanhã.
São quase 17 horas quando estamos deixando o MMDC, numa das tardes horríveis de frio de maio. Ele, no caminho, pede-me dados sobre SÃO PAULO nas décadas de 50,60 e 70 para um trabalho de sua neta DÉBORA, que está cursando o 4º ano do 1º grau. Assim é que, ao chegar em casa, vou procurar localizar o que a menina precisa. Também estou atrasado com as minhas anotações no computador, dentro de minhas memórias. Procuro atualizar tudo isso e, quando termino, já passa da meia-noite.

FALECEU o CORONEL PM Ref SADOC CHAVES SIMAS. Nasceu em 3 de julho de 1916, na PARAÍBA, adotando depois SÃO PAULO como sua terra. Ingressou na FORÇA PÚBLICA em 1937, alcançando todos os postos até CORONEL. Campeão de Tiro na Corporação, quando a 4ª ZONA AÉREA (atual 4º COMAR) solicitou um oficial da FORÇA PÚBLICA para instruir os atiradores da Aeronáutica, sendo indicando o então CAPITÃO SADOC. E a 4ª ZONA AÉREA foi campeã de toda a FORÇA AÉREA BRASILEIRA. Era versado em letras e poesia. É dele a seguinte quadra:  “Depois que tudo acontece,
                                 depois que tudo passou,
                                 muita coisa a gente esquece,
                                 mas a saudade ficou”.

O SÃO PAULO ganhou de 3 a 0 do DEPORTIVO TÁCHIRA, da VENEZUELA, e abriu uma ótima vantagem rumo à semifinal da LIBERTADORES. Com o MORUMBI lotado, o TRICOLOR abriu o placar aos 33 minutos, com ROGÉRIO cobrando falta. LUÍS FABIANO fez a segundo gol, aos 4 minutos da etapa final, de pênalti. GUSTAVO NERY fechou o placar. O TRICOLOR pode perder por até dois gols no jogo de volta.
O SANTOS empatou por 1 a 1 com o ONCE CALDAS, da COLÔMBIA, e terá de jogar por uma vitória no segundo jogo para passar à semifinal da LIBERTADORES. O time de LUXEMBURGO sofreu com a forte marcação do ONCE CALDAS e com o campo molhado. BASÍLIO abriu o placar aos 38 minutos. VALENTIERRA, do final, garantiu o empate.
O CORINTHIANS perdeu por 2 a 0 do VITÓRIA e está fora da COPA DO BRASIL. O primeiro gol do VITÓRIA foi de ADAÍLTON, aos 24 minutos. MAGNUM marcou aos 21 minutos do segundo tempo.

Peritos do Instituto de Criminalística concluíram ser do pé de GIL GREGO RUGAI a pegada na porta arrombada na noite do assassinato do pai dele e da madrasta, na mansão da família no PACAEMBU, em março. Ambos foram mortos a tiros. O rapaz apresenta ainda uma lesão no pé, que é compatível com o impacto na porta GIL, em prisão preventiva, nega o duplo homicídio.

Quinze pessoas – entre funcionários e pacientes – viveram cinco horas de terror durante uma tentativa de assalto a uma clínica odontológica na região de SANTO AMARO, na zona sul da Capital. Armado com uma espingarda de chumbinho, o assaltante permaneceu no local das 11 horas às 16 horas, roubando e ameaçando matar as vítimas. Só saiu de lá preso.

Cinco criminosos mortos e dois feridos. Esse foi o resultado de três confrontos com a Polícia Militar, entre a noite de ontem e a tarde de hoje, na Grande SÃO PAULO. Pelo menos dois bandidos já tinham passagem pela polícia. Nenhum policial ficou ferido. O caso mais grave começou na PENHA e terminou em GUARULHOS. Com um revólver calibre 22, GILBERTO BUENO DE ALMEIDA, de 39 anos, rendeu a comerciante V.M., 23 anos – que pediu para não ser identificada –, por volta das 21:30 horas de ontem, quando estacionava seu FORD KA na porta de casa. ALMEIDA estava com os comparsas LUCIANO PEREIRA DA SILVA e EDEMIR APARECIDO MARTINS SILVA, ambos de 23 anos – armados com pistolas 357 e 9 mm. Uma equipe da FORÇA TÁTICA do 15º BPMM suspeitou da KA, já em GUARULHOS, quando passava pela avenida BENJAMIM HARRIS HUNNICUTT, na VILA RIO DE JANEIRO. Os PMs deram sinal de parada e o motorista não obedeceu. Durante a perseguição, que durou cerca de cinco minutos, um dos bandidos disparou duas vezes contra a viatura. O KA acabou batendo contra um pequeno barranco na rua CABUÇU. Houve troca de tiros. Os três criminosos foram atingidos e morreram no hospital PADRE BENTO. Também em GUARULHOS, dois homens trocaram tiros com a PM após roubar um veículo no centro da cidade, hoje à tarde. A polícia alcançou o carro na Rodovia FERNÃO DIAS, na divisa de GUARULHOS com a Capital. Ao notarem a aproximação da viatura, os ladrões começaram a atirar. No tiroteio, os dois ladrões foram atingidos. Um morreu e o outro teve ferimentos leves.

O compositor PAULO VANZOLINI, autor de clássicos como “RONDA”, está internado com problemas cardíacos no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. A pedido da família, nenhuma informação sobre seu estado foi divulgada. Considerado um dos principais sambistas paulistanos, ele completou 80 anos em 25 de abril. Ele também é formado em medicina e foi diretor do Museu de Zoologia da USP.

Numa ação em SÃO PAULO, RIO, RECIFE e DISTRITO FEDERAL, a Polícia Federal prendeu hoje o coordenador-geral de Recursos Logísticos do Ministério da SAÚDE, LUIZ CLÁUDIO GOMES DA SILVA –um dos principais assessores do ministro da SAÚDE, HUMBERTO COSTA–, e mais 13 pessoas, entre empresários, lobistas e servidores acusados de fraudar licitações para a compra no exterior de derivados de sangue. Pelas investigações, o esquema desviou entre 1990 e 2002 aproximadamente dois bilhões de reais dos recursos destinados à compra de coagulantes usados no tratamento de hemofílicos.

CONDENADO a 12 anos de reclusão em regime fechado o assessor parlamentar GILVANDRO BARBOSA, acusado de abuso sexual de menores em CAMPINAS. A sentença foi dada pela 2 ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça, em SÃO PAULO.

ELEITO presidente do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL o ministro NELSON JOBIM, que deverá ocupar o cargo até 2006. Em BRASÍLIA.

ROUBADA uma pintura do artista espanhol PABLO PICASSO, avaliada em três milhões de dólares. O óleo sobre tela NATURE MORTE-LA CHARLOTTE foi visto pela última vez num depósito do Centro GEORGE POMPIDOU, em PARIS.

MORREU a montanhista japonesa SHOKO OTA, aos 63 anos, após ter alcançado o PICO DO EVEREST. SHOKO perdeu a consciência cerca de 350 metros abaixo do cume, em TÓQUIO.

ENCONTRADO no lixo o violoncelo feito pelo famoso artesão ANTÔNIO STRADIVARIUS, em 1684, avaliado em 3,5 milhões de dólares e desaparecido havia um mês. O instrumento foi localizado por uma enfermeira e devolvido à Filarmônica de LOS ANGELES. A polícia não tem pistas do ladrão.

O iatista ROBERT SCHEIDT, de 31 anos, conquistou nesta quarta-feira, em BODRUN, na TURQUIA, o seu sétimo título mundial e se transformou no primeiro brasileiro heptacampeão mundial de uma modalidade olímpica. Em 22 anos de carreira, SCHEIDT tem 107 títulos, 92 na classe Laser. Além do MUNDIAL DA TURQUIA, o iatista conquistou outros cinco títulos neste ano.
      
Um tanque e um helicóptero israelense abriram fogo na tarde contra uma manifestação de protesto de mais de mil palestinos contra o cerco militar do bairro de TEL AL-SULTAN, no campo de refugiados de RAFAH, sul da FAIXA DE GAZA. Na grande maioria, os dez mortos e os cinqüenta feridos eram crianças e adolescentes, porque a marcha era encabeçada por escolares.

Um helicóptero das forças de ocupação americanas disparou hoje contra uma festa de casamento num vilarejo isolado do oeste do IRAQUE, perto da fronteira com a SÍRIA, matando entre 42 e 45 pessoas. Imagens da TV AL-ARABIYA, de DUBAI, mostraram um caminhão transportando os corpos dos mortos da vila de MAKR AL-DIB para RAMADI, a maior cidade próxima. Muitos mortos eram mulheres e crianças.

2 005  :   -   QUINTA-FEIRA
Depois de 28 anos – o primeiro STAR WARS, a quarta parte da história, chegou aos cinemas em 1977 – a saga intergaláctica criada por GEORGE LUCAS estará completa com a estréia do EPISÓDIO 3 – A VINGANÇA DOS SITH. E os cinemas da cidade já se prepararam para a invasão dos fãs, ansiosos para saber por que o jovem ANAKIN SKYWALKER (HAYDEN CHRISTENSEN) traiu seu mestre OBI-WAN KENOBI (EWAN McGREGOR) e se tornou o antológico vilão DARTH VADER. A promessa é que este seja o episódio mais movimentado e sombrio. E todos querem ver os elos de ligação com a trilogia original, que, cronologicamente, acontece depois dos eventos deste filme. Finalmente, veremos as tão faladas GUERRAS CLÔNICAS, que determinaram o extermínio dos cavaleiros JEDI e a ascensão do tirânico Imperador. Também presenciaremos o nascimento de LUKE SKYWALKER e LEIA ORGANA, que mais tarde liderariam as forças rebeldes. Além de rever personagens que já fazem parte do culto em torno de STAR WARS, como o grandalhão peludo CHEWBACCA, futuro co-piloto da nave MILLENIUM FALCON.

A ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA E REFORMADOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO – AORRPM – tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Cerimônia do “DIA DA JUVENTUDE”, Lei nº 1.547, de 05 de janeiro de 1978, quando serão lembrados os heróis de 23 de maio de 1932 – MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO. Ficaremos honrados com a presença de V. S ª
Na oportunidade apresentamos protestos de estima e distinta consideração.
HERMES BITTENCOURT CRUZ
Cel. Res. PM – Presidente
DATA: 19 DE MAIO DE 2005
HORA: 15:00
LOCAL: AORRPM
ENDEREÇO: RUA TABATINGUERA, N º 278 – CENTRO – SP

Com a solenidade programada na AORRPM, tenho de ajudar a montagem do evento, cujo Mestre de Cerimônia é o CAPITÃO PM Ref HÉLIO CAMILLI. O Cel PM Ref HERMES CRUZ está viajando e, em seu lugar, o Vice Cel PM Ref JORGE GONÇALVEZ fará as honras da CASA. Converso, antes, com ELÁDIO e OLIVEIRA, os quais recebem missões em meu nome. Este ultimo irá resolver problemas no BANESPA, nesta tarde.
Por volta das 14:30 horas estou recepcionando as pessoas que se dirigem à RUA TABATINGUERA para assistir a cerimônia do “DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA. Depois, no início, é composta a Mesa de Trabalhos: Cel PM Ref JORGE GONÇALVES, Sr GERALDO FARIA MARCONDES (presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC); CAPITÃO do Exército R/R GINO STRUFFALDI (presidente eleito da Diretoria Executiva da Sociedade); CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA (presidente eleito do Conselho Deliberativo da Sociedade); CORONEL PM Ref EDUARDO MONTEIRO; CORONEL do Exército R/R ARY CANAVÓ; Doutora FRANCES DE AZEVEDO; advogado CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI; TENENTE-CORONEL PM Res LUIZ HIROSHI OYAMA, Assessor Especial do Vereador WILLIAM WOO.
Aberta a sessão, toca-se o HINO NACIONAL; depois o jogral “GRUPO TEATRAL C.P.P (Centro do Professorado Paulista) com o maestro MOZART KAIL à testa, é apresentado “OLHA O PASSADO À FRENTE”. Temos a entrega da Medalha MMDC às seguintes pessoas: MAJOR Fem PM LILIAN, CAPITÃO Fem MÔNICA, CAPITÃO PM Ref MÁRIO GUIMARÃES (ex-combatente de 32), TENENTE PM Ref EVANGELISTA DO NASCIMENTO e as funcionárias da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, MÔNICA e LUCIENE. É dada a palavra aos presentes e somente fala o CORONEL CANAVÓ, pelo MMDC; a poetisa FRANCES DE AZEVEDO declama a poesia “REVOLUÇÃO DE 32 À LUZ DE UMA HEROÍNA”. Trata-se de uma exaltação à MARIA SOLDADO. Mas ela também fala de outras mulheres que também participaram da revolução de 32: MARIA IGUASSÁBIA, CHICA MESSIAS, CARLOTA PEREIRA DE QUEIROZ, PÉROLA BYIGTON, OLGA CINTRA (presenteia-me com o seu livro ALÉM DA IMAGINAÇÃO) . O CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO faz uma belíssima palestra “O TÚNEL NOVE DE JULHO E O MMDC”, frisando bem a nossa campanha para o retorno do nome do TÚNEL. Encerrando, canta-se o HINO DA POLÍCIA MILITAR.
Comparece a este evento um número muito bom de pessoas e, logo depois do término da solenidade, reúno-me com WÁLTER TAVERNA, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, ROMAGNOLI, JANAÍNA, CECÍLIA DE MORAES, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, para discussão dos outros passos da COMISSÃO “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”. Logo mais, uma notícia muito triste: acaba de falecer o pai do vereador AURÉLIO NOMURA, o autor do Projeto-de-Lei que dá o nome TÚNEL NOVE DE JULHO em definitivo, o ex-deputado federal DIOGO NOMURA. Alguns membros da Comissão irão logo mais à Assembléia Legislativa, onde o corpo ficará em exposição, a partir das 22 horas. Despeço-me de todos eles, ciente de ter o dever cumprido quanto à solenidade de hoje.
Chegando em casa, entro em contato com o celular do CORONEL PM MENDES e dou a notícia do falecimento de DIOGO NOMURA. Combinamos ir até o velório amanhã, por volta das 12:30 horas. O MENDES, com encargos da Maçonaria, não pôde comparecer na AORRPM, hoje à tarde.      
LUCINDA diz que sua irmã ESMERALDA passou algumas horas da tarde aqui em casa. O foco da conversa foi JOSÉ THOMAZ e a questão de ter alugado os cômodos que ele construiu num terreno às margens da VIA FERNÃO DIAS para duas mulheres que nunca lhe pagaram os devidos aluguéis. Nervoso ao cobrar uma delas, chegou às ameaças e esta fez queixa na delegacia. Agora estamos assim: não se paga o aluguel e se cobrar tem que ser com muitos bons modos porque senão a pessoa caloteira é vítima e o credor passa a ser criminoso.

FALECEU hoje à tarde o ex-deputado federal DIOGO NOMURA, aos 85 anos. Era formado em Odontologia pela Universidade de SÃO PAULO e, em Direito, pela Universidade de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Intensa foi a sua carreira política, iniciada na cidade de MARÍLIA, onde foi vereador (1951 a 1954). Em 1963, foi eleito para a Assembléia Legislativa de SÃO PAULO, onde permaneceu por dois mandatos. Na década de 1970, foi eleito para a Câmara Federal, onde permaneceu por cinco mandatos, o último em 1994. Foi presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal e chefiou missões parlamentares no JAPÃO, TAIWAN, CHINA, CHILE, CORÉIA, PAQUISTÃO, ÍNDIA, ITÁLIA, PORTUGAL, ESPANHA, DINAMARCA, INGLATERRA, FRANÇA, ALEMANHA e ÁUSTRIA. Ao longo de sua vida de trabalho, recebeu altas condecorações federais, como a ORDEM DO RIO BRANCO, ORDEM DO CONGRESSO NACIONAL, ORDEM DO MÉRITO NAVAL, ORDEM DO MÉRITO AERONÁUTICO e ORDEM DO MÉRITO SANTOS DUMONT. Em SÃO PAULO, recebeu, entre outras, a ORDEM DO IPIRANGA. Um de seus filhos, AURÉLIO NOMURA, é vereador e líder do PARTIDO VERDE, na Câmara Municipal de SÃO PAULO. Seu outro filho, CLÁUDIO NOMURA, é delegado de Polícia. O corpo está sendo velado na Assembléia Legislativa e será trasladado amanhã, às 14 horas, para o Crematório de VILA ALPINA. Em homenagem ao ex-parlamentar, a sessão de hoje na Câmara Municipal de SÃO PAULO foi suspensa.

O SANTOS foi superior, mas perdeu para a UNIVERSIDAD DE CHILE por 2 a 1. Agora precisa vencer o jogo na VILA BELMIRO por 1 a 0 ou dois gols de diferença para seguir vivo na LIBERTADORES. RIVAROLA abriu o placar e RICARDINHO empatou. BÓVIO acertou o travessão. No final, GALAZ encobriu HENAO, que saiu mal do gol, e desempatou.

O Ministério Público abriu inquérito para apurar as causas da morte de FÁTIMA GONÇALVES, 49 anos, que morreu ontem em frente ao PS de SANTANA. Segundo seu companheiro, ADERSON PEREIRA, 65, FÁTIMA morreu enquanto esperava na rua por internação. Ele diz que tentou avisar enfermeiros sobre a morte, mas foi barrado. A nova secretária municipal de Saúde, MARIA CRISTINA CURY, disse que “FÁTIMA morreu onde vivia, pois morava na rua”. Para entidades ligadas à saúde, a nota foi infeliz. “A declaração mostra muita insensibilidade”, afirmou a PASTORAL DO POVO.

O estudante de Administração, ALEX SANDRO HONORATO SOARES, de 26 anos, foi morto com um tiro por ladrões que roubaram o seu FIAT BRAVA ontem, no PLANALTO PAULISTA. Ele demorou para entregar a chave do carro com o dispositivo do alarme. A PM perseguiu o carro, que bateu num muro. Um ladrão foi preso e outro fugiu.

Cerca de 200 camelôs que tiveram as mercadorias apreendidas enfrentaram guardas-civis e PMs hoje à noite na região da PRAÇA DA REPÚBLICA. Os policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral para dispersar os manifestantes, que ameaçavam os guardas com pedras e garrafas. O confronto se espalhou pelas ruas BARÃO DE ITAPETININGA e 24 DE MAIO. Com medo, lojistas fecharam seus estabelecimentos. Cinco guardas ficaram feridos. Três ambulantes foram presos.

Polícia apreende 4.300 ecstasys em aeroporto. A droga estava com MARIVALDO FERREIRA CHAVES, 25 anos, que desembarcou no aeroporto de CUMBICA, vindo de AMSTERDÃ, na HOLANDA. MAURA DA SILVA MARQUES PENHA, 39 anos, que o acompanhava, também foi presa pela polícia. Ela estava com 15 gramas de skunk (maconha modificada), 10 gramas de haxixe e 30 mil euros.

FALECEU o jogador de handebol do CLUBE RECREATIVO CHAPECOENSE, WILLIAN VÁGNER, de 19 anos, nesta noite, em LONDRINA. Ele estava internado desde terça-feira, dia 17. VÁGNER é a oitava vítima de um acidente envolvendo dois ônibus e um VECTRA, perto de CAMPO MOURÃO, no noroeste do PARANÁ. Cinco faziam parte de uma delegação de handebol. Ele foi ferido ao descer do ônibus para pedir socorro e sofreu traumatismo craniano.

FALECEU o professor LUÍS FERNANDO (GEGE) BICUDO PEREIRA COSTA ROSA. Natural de SÃO PAULO, era biólogo formado pela Faculdade de BIOLOGIA da Universidade de SÃULO. Chefe do Laboratório de Metabolismo do Instituto de CIÊNCIAS BIOMÉDICAS da USP, era pesquisador científico. Desenvolveu inúmeros trabalhos na área de metabolismo e, ultimamente, pesquisava na área de esportes. Deixa diversos trabalhos de sua especialidade, publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. Triatleta, foi marcante sua atuação no remo, tendo sido campeão paulista durante cinco anos. O professor LUÍS FERNANDO tinha 40 anos.

Mesmo com fluxo negativo de recursos, o dólar comercial operou em queda o dia todo, num ajuste à nona alta da taxa SELIC, e recuou 049%, para R$2,448, a menor cotação desde 8 de maio de 2002 (R$2,438). O paralelo perdeu 0,22%, vendido a R$2,757.

ACEITA a denúncia contra onze policiais militares acusados da chacina ocorrida na BAIXADA FLUMINENSE em 31 de março. Eles foram denunciados por 29 homicídios duplamente qualificados – por motivo torpe e contra vítima sem chance de defesa – e a pena de cada um pode chegar a 896 anos de prisão. Em NOVA IGUAÇU.

O programa PÂNICO NA TV!, da REDE TV!, foi o grande vencedor do Troféu Imprensa do SBT; ganhou nas categorias Melhor Programa e Melhor Programa Humorístico de 2004, e levou o TROFÉU INTERNET – eleito por quase 100 mil internautas – de Melhor Programa. O Troféu Imprensa, apresentado anualmente por SÍLVIO SANTOS e com um júri de 10 jornalistas, elegeu outras 20 categorias. A escolha de ANA PAULA PADRÃO, a nova contratada do SBT, como a Melhor Apresentadora de Telejornal, motivou uma brincadeira do dono da emissora quanto a idéia de que ANA PAULA aceitou o convite para trabalhar no SBT porque “quer engravidar”. O troféu de Melhor Cantor de 2002 e 2003 foi entregue para ZECA PAGODINHO. Tricampeão, o cantor terá que voltar ao palco do SBT no ano que vem para receber a estatueta de 2004.

EXPOSTA durante vários dias no Museu Britânico uma pedra falsamente pintada por um homem primitivo. Pendurada em uma das paredes do museu por um dos visitantes, a obra mostrava um homem antigo empurrando um carrinho de supermercado. A fraude foi identificada somente hoje, em LONDRES.
CONDENADO a dez anos de prisão e multa de 1,3 milhão de dólares por roubo de jóias e diamantes no valor de 100 milhões de euros o italiano LEONARDO NOTARBARTOLO, de 50 anos, autor do crime conhecido como o “roubo do século”. Ele esvaziou os 109 cofres de segurança do DIAMOND CENTER, na BÉLGICA. Por um tribunal de AMBERES.

ADMITIDO pela revista americana NEWS WEEK erro em matéria sobre maus-tratos na prisão de GUANTÁNAMO. A publicação disse que não tinha provas suficientes para afirmar que agentes dos EUA haviam atirado exemplares do CORÃO em vasos sanitários como medida de pressão durante interrogatório de prisioneiros. A reportagem foi usada como argumento por grupos muçulmanos para convocar protestos, dando origem a uma onda de violência que deixou 16 mortos no AFEGANISTÃO.  

O ex-ditador chileno GENERAL AUGUSTO PINOCHET sofreu hoje uma isquemia cerebral (causada por redução de irrigação sangüínea) e foi internado às pressas no centro de tratamento intensivo do Hospital Militar, na capital SANTIAGO. Quatro horas depois, recebeu alta. Durante a hospitalização, o comandante do Exército, GENERAL JUAN EMÍLIO CHEYRE, disse que o ex-ditador, de 89 anos, não corria risco de morte. “Ele sofreu um quadro isquêmico como os que já sofreu antes”. PINOCHET estava em seu sítio em LOS BOLDOS, a 140 km de SANTIAGO, quando se sentiu mal e desmaiou. O médico que o atende dia e noite decidiu removê-lo para a capital. O ex-ditador chileno sofre de diabete avançada, problemas cardíacos e artrose num joelho, entre outras doenças. Ele foi internado um dia depois de a Corte de Apelações de SANTIAGO começar a analisar a possibilidade de suspender sua imunidade de senador vitalício e submetê-lo a um julgamento por enriquecimento ilícito: foram constatadas contas secretas que mantinha no RIGGS BANK e em outros bancos nos EUA, com um total estimado em 17 milhões de dólares. O tribunal decidirá provavelmente quarta-feira se autoriza o julgamento.

Um assessor do mais poderoso líder xiita iraquiano foi morto hoje a tiros em CIDADE SADR, um bairro pobre de BAGDÁ – o que eleva a pelo menos 539 o número de mortes no IRAQUE desde a formação do governo de maioria xiita, no dia 28. Esse balanço, compilado pela ASSOCIATED PRESS, inclui 490 policiais, soldados e civis iraquianos, 46 militares dos EUA, 1 soldado britânico e 2 civis americanos. SAID MOHAMMEDE AL-ALLAF é o segundo auxiliar do grão-aiatolá ALI AL-SISTANI morto em BAGDÁ. As autoridades atribuem a escalada da violência a grupos rebeldes, integrados por membros das forças de segurança ou das milícias de SADDAM HUSSEIN. Hoje, um carro-bomba explodiu perto de uma mesquita xiita em BAGDÁ, matando duas pessoas e ferindo oito. Também na capital, um alto funcionário do Ministério do Petróleo, ALI HAMID, foi morto diante de sua casa. Pelo menos 26 pessoas morreram hoje em ataques e confrontos no país – incluindo 2 soldados americanos, cujo comboio foi atacado em BAGDÁ. Em MOSSUL, oito pessoas foram mortas, na maioria seguranças, durante um ataque de rebeldes contra a casa do deputado sunita FAWAZ AL-JARBA, que saiu ileso.

2 006   :   -  SEXTA-FEIRA
Conseguida a audiência com HÉLCIO DALLARI JÚNIOR, Secretário Particular do Governador, vou para o local de costume, nas imediações da estação ARMÊNIA, para o encontro com o CORONEL MENDES. São 8 horas. O MENDES ruma então para a casa do GINO STRUFFALDI. O nosso presidente e seu filho, ALDO STRUFFALDI, já estão à nossa espera. A audiência está marcada para 10 horas e chegamos bem antes. Resolvemos fazer uma visita à CASA MILITAR. A CORONEL Fem PM FÁTIMA RAMOS DUTRA não se encontra. Somos atendidos pelo TENENTE-CORONEL PM OTÁVIO HENRIQUE OLIVEIRA DE SOUZA, Chefe de Gabinete. Conversamos sobre o motivo de nossa conversa com o Secretário Particular do Governador.
Dr HÉLCIO atende-nos. O GINO transmite a ele os convites para o governador, a respeito das solenidades de 22,23 e 25 de maio, todos relativos ao DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA. Dr HÉLCIO fala sobre a participação de um parente seu na Revolução de 1932: o TENENTE MÁRIO HILÁRIO DALLARI partiu de SÃO PAULO integrando o 2º Batalhão da FORÇA PÚBLICA “MARCÍLIO FRANCO”. O TENENTE MÁRIO DALLARI, no dia em que partiu para o “front”, em 13 de julho de 1932, enviou aos seus familiares, em SERRA NEGRA, uma carta em que prenunciava a sua própria morte:
Bendita e adorada mãe, querido pai, inesquecíveis irmãos, sobrinhos e cunhados:
A DEUS peço ter-vos sob sua bendita guarda. Talvez, entes do meu coração, ao chegar estas linhas em vossas mãos, já o meu corpo se corrompa na podridão esfaceladora dos vermes asquerosos, ou talvez ainda eu esteja me batendo pela causa sacrossanta de  SÃO PAULO e do nosso amado BRASIL. Se vos endereço esta carta, no dia de minha partida para o “front”, é para pedir-vos perdão pelos desgostos que vos tenho dado e dizer-vos que, se parti para a frente de batalha, não foi por falta de conselhos de meus queridos amigos AURÉLIO LEME DE ABREU, Dr NELSON, ROQUE, dona AINDA e meu tio FERRÚCIO, que me pediram muita prudência para tomar essa decisão.
Parti, porque assim me ordenava o coração e assim exigem os meus brios de paulista e de brasileiro. Levo sobre o meu coração, a medalha que minha abençoada mãe me deu, quando deixei minha casa para servir o Exército.
Se, por desventura, uma bala me ferir e eu tenha tempo, beijarei a imagem do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, da medalha, e pedirei perdão a meu pai, e o SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA, como sendo minha mãe.
Não culpem ninguém por este meu ato. Se eu morrer, sentir-me-ei honrado morrendo por SÃO PAULO e pelo BRASIL. Lembranças minhas aos padrinhos FELIPE e MARIA JOSÉ e aceitem um forte abraço do filho que vos pede a bênção, do irmão, tio e cunhado, MÁRIO. VIVA SÃO PAULO, VIVA O BRASIL. VIVA A DEMOCRACIA. SÃO PAULO, 13 de julho de 1932.    
O bravo serrano MÁRIO DALLARI, que, pela sua coragem e espírito guerreiro, foi logo promovido ao posto de 2º Tenente, morreu a 10 de setembro, quando, comandando um pelotão, tentava a travessia do RIO DAS ALMAS, na região de ITAPETININGA.
Um dos parentes do Dr HÉLCIO, NELLO DALLARI, escreveu o livro SOB O CÉU AZUL DA ESTÂNCIA DE SERRA NEGRA e, nas páginas 63 e 64 narra o episódio do TENENTE MÁRIO DALLARI.
Vê-se que o doutor DALLARI tem uma certa afinidade com o Movimento Constitucionalista de 32. Ele também nos mostrou fitas de vídeo que obteve durante “garimpagem” em sebos. Atende-nos de uma maneira gentil e apesar de toda a problemática que o Palácio dos Bandeirantes atravessa nesses dias tenebrosos, ele encontra um tempo para nos ouvir e conversar sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. Dificilmente o governador CLÁUDIO LEMBO irá ao evento de 23 de maio.
Deixando o Palácio dos Bandeirantes, o MENDES leva o GINO e seu filho ALDO até sua casa. Depois, vamos para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O MENDES permanece no MMDC enquanto vou almoçar com os oficiais que pertencem à entidade que presido. Por volta das 14:30 horas, com AMÉRICO, retorno à Sociedade. O MENDES irá entregar ofícios de outorga e eu fico no MMDC até depois das 16 horas. Atendemos telefonemas de várias pessoas interessadas com a CAMINHADA NOVE DE JULHO e também da 5 ª EM/PM. Vamos encerrar uma semana que antecede aquela onde teremos grandes atividades por causa do DIA DA JUVENTUDE.
Em casa, recebo um telefonema da doutora NELLY CANDEIAS, Presidente do IHGSP. Ela pensa em fazer uma homenagem a GUILHERME DE ALMEIDA em julho. Também é sua idéia entregar o COLAR D. PEDRO I ao GINO STRUFFALDI. Conversamos sobre os eventos da semana que vem.

Começa a ser apresentado nos cinemas o polêmico CÓDIGO DA VINCI. Estamos em PARIS, Cidade do mais importante museu do mundo: o LOUVRE. Um assasinato é cometido dentro dele. A vítima é o curador JACQUES SAUNIÈRE (JEAN-PIERRE MARIELLE). O simbologista ROBERT LANGDON (TOM HANKS), coincidentemente, está na cidade e é chamado para ajudar a decifrar os códigos deixados por SAUNIÈRE antes de morrer: uma frase aparentemente sem sentido e um código numérico. Quem pede ajuda é o chefe da polícia francesa, BÉZU FACHE (JEAN RENO). A criptologista SOPHIE NEVEU (AUDREY TAUTOU) chega ao museu com a solução do código deixado por – logo depois se descobre – seu avô e avisa LANGDON sobre a armadilha: ele é considerado o suspeito principal do crime.
Começa, então, a parte “JAMES BOND” do filme. Perseguições, tiros, códigos que definem o futuro da humanidade para serem decifrados, romance, traição...O “sabichão” LANGDON pede ajuda a um velho amigo, SIR LEIGH TEABING , um dos maiores estudiosos do mundo em SANTO GRAAL. Nas explicações do filme, a relíquia é, na verdade, uma metáfora para MARIA MADALENA, que teria não só se casado com JESUS, como tido uma filha com ele, SARA. A teoria é mais ousada: até hoje, a “família” de JESUS existiria. Para evitar que a Igreja Católica destrua a prova, uma sociedade secreta, o PRIORADO DE SIÃO, guarda o segredo. Quem quer recuperar as pistas é a OPUS DEI, organização católica conservadora. A “caça ao tesouro” tem locações na FRANÇA, INGLATERRA e MALTA.

Pelo menos 200 mil donos de celular, na estimativa mais conservadora, estão desde hoje sem sinal no aparelho, por causa do desligamento das antenas próximas de presídios em seis cidades paulistas. O número não leva em conta pessoas que passam pelas rodovias próximas das prisões. As antenas estão desligadas por ordem da Justiça, durante 20 dias, nas cidades de PRESIDENTE VENCESLAU, AVARÉ, ARARAQUARA, IARAS, SÃO VICENTE e FRANCO DA ROCHA. O objetivo é impedir a comunicação entre criminosos em liberdade e os líderes do PCC, e evitar nova onda de violência, como a que aterrorizou SÃO PAULO durante seis dias. Entre moradores dessas cidades há indignação: eles alegam que as autoridades deveriam impedir a entrada de celular nas prisões, em vez de prejudicar cidadãos. Além disso, o bloqueio de antenas não garante o fim dos contatos dos presos, porque há aparelhos que usam outro tipo de freqüência. Os 73 presídios do Estado onde ocorreram rebeliões não terão visita no sábado e no domingo. Em alguns também foi cortado o banho de sol.

O PFL deflagrou hoje uma operação urgente para acalmar o governador CLÁUDIO LEMBO, que nos últimos dias deu entrevistas alfinetando seu antecessor, GERALDO ALCKMIN, o pré-candidato ao governo, JOSÉ SERRA e o próprio partido. Hoje, o senador JORGE BORNHAUSEN, presidente do PFL, e o senador MARCO MACIEL, muito ligado a LEMBO, por telefone, e o prefeito GILBERTO KASSAB, ao vivo, lhe pediram para acabar com as ironias e críticas veladas aos aliados. No dia 22, segunda-feira, BORNHAUSEN desembarcará em SÃO PAULO à frente de uma força-tarefa que vem prestigiar LEMBO. À guisa de apresentar-lhe oficialmente o pré-candidato a vice, o senador JOSÉ JORGE, virão o líder do PFL na Câmara, RODRIGO MAIA, e o deputado VILMAR ROCHA, presidente do INSTITUTO TANCREDO NEVES. BORNHAUSEN caracteriza o encontro – que tem o claro objetivo de incensar LEMBO – como uma “visita de solidariedade”.
Nos últimos dias, o PFL se assustou com o matraquear crescente da metralhadora giratória que LEMBO passou a manejar. Em seguidas entrevistas, ele produziu tiradas irônicas contra ALCKMIN, SERRA e o próprio PFL, sugerindo que eles o abandonaram no pior da escalada da violência paulista.
Hoje, com uma nova entrevista no mesmo diapasão, LEMBO passou da conta. De JOINVILLE, MARCO MACIEL e BORNHAUSEN, que estavam juntos, telefonaram e pediram mais discrição e cuidado com as palavras.
De BELÉM, ligou ALCKMIN, para delicadamente perguntar se o governador precisava de alguma ajuda, uma indicação de desconforto com as novas ironias.  Desde o início da crise da segurança pública em SÃO PAULO, o governador CLÁUDIO LEMBO. Ele assumiu a responsabilidade pelo clima que tomou conta do Estado, mas o tom irônico de suas entrevistas sugere que, na opinião dele, os antecessores têm parte na culpa. Hoje, LEMBO continuou ironizando o distanciamento mantido por GERALDO ALCKMIN.

Com a suspensão dos ataques do PCC, SÃO PAULO parecia ter voltado à normalidade. Na madrugada a polícia registrou poucas ocorrências – todas consideradas “normais” pelo Comandante Geral. Não houve ônibus incendiado  ou mortes em confronto com a polícia. No Interior, a situação foi diferente. Criminosos metralham uma base da Guarda Civil em SÃO ROQUE e incendiaram um ônibus em CAMPINAS. Em RIBEIRÃO PRETO, um homem morreu ao reagir  uma abordagem de PMs.

Os líderes da facção criminosa PCC ameaçaram matar o governador CLÁUDIO LEMBO e o secretário estadual FURUKAWA, da Administração Penitenciária. Eles teriam dito ainda que ordenariam o início de ações de represália motivadas pela transferência.

O paulista VÍTOR NEGRETE pagou com a própria vida a realização do maior sonho de sua carreira. O alpinista morreu hoje, aos 38 anos, horas depois de se tornar o primeiro brasileiro a alcançar o topo do MONTE EVEREST, o mais alto do planeta, sem o auxílio de cilindros de oxigênio suplementar. NEGRETE se sentiu mal enquanto retornava ao Acampamento 3, localizado a 8,3 mil metros de altitude na face norte da montanha. A causa mortis permanece desconhecida. É provável que NEGRETE tenha sido vítima de edemas pulmonar e cerebral, causados pela reduzida quantidade de oxigênio.

Funcionários afegãos disseram hoje à BBC que o mula DADULLAH, importante comandante militar do deposto movimento integralista islâmico TALEBAN. Já o governador da Província, ASSADULLAH KHALID, informou que três comandantes taleban foram capturados.

O ex-primeiro-ministro da TURQUIA, BULENT ECEVIT, de 81 anos, foi posto sob coma induzido está em estado crítico, após sofrer um derrame. Ele passou mal após ir ao enterro de um juiz que foi morto a tiros na quinta-feira. ECEVIT foi submetido a uma cirurgia de quatro horas e estava respirando com auxílio de aparelhos. Durante o governo de ECEVIT a TURQUIA enviou tropas a CHIPRE, em 1974. Ele fez parte de um grupo que dominou a política da TURQUIA por uma década antes da vitória do conservador PARTIDO JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO, em 2002.  

Prisioneiros detidos na prisão americana de GUANTÁNAMO, em CUBA, rebelaram-se hoje atacando militares com armas improvisadas. O motim, considerado o maior desde que o centro de detenção foi montado, em 2002, foi controlado e coincidiu com a divulgação de um relatório da COMISSÃO CONTRA A TORTURA, DAS NAÇÕES UNIDAS, que condena a existência da base. A rebelião ocorreu quando guardas socorriam um preso que tentava se sufocar numa cela. Outros dez detentos, usando armas improvisadas, atacaram os militares. Um grupo de guardas usou gás de pimenta e balas de borracha para encerrar o motim.

O líder rebelde haitiano comandante EVANS procurou o comando militar da Missão da ONU para a Estabilização do HAITI (MINUSTAH) para negociar trégua nos combates em CITÉ SOLEIL – a mais violenta favela da capital PORTO PRÍNCIPE – iniciados na última quarta-feira, dia 17. O encontro ocorreu na tarde do dia 18, segundo o TENENTE-CORONEL FERNANDO CUNHA MATTOS, comandante do setor de informações públicas do BATALHÃO HAITI. A reunião entre EVANS e o CORONEL LUIZ SANTIAGO, comandante do BATALHÃO HAITI, ocorreu no dia seguinte à primeira noite de ocupação militar de CITÉ SOLEIL, que tem 250 mil moradores e é considerada o último reduto de grupos leais ao ex-presidente deposto JEAN BERTRAND ARISTIDE, conhecidos como chimères. Os dois se encontraram dentro de um blindado brasileiro parado na praça central de CITÉ SOLEIL. O oficial  brasileiro propôs que os chimères entrem num programa da ONU de desarmamento e reinserção na sociedade. Em troca, engenheiros brasileiros fariam melhorias na favela, como asfaltamento de ruas e perfuração de postos artesianos. EVANS teria se comprometido a fazer uma reunião com os demais chefes de grupos armados da região (22 ao todo) para articular a trégua. Conforme o acordo negociado, as tropas brasileiras contrataram trabalhadores locais para iniciar a limpeza da favela, hoje.

2 007     :     -   SÁBADO
Tenho passado algumas datas atribuladas na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, por causa da aproximação de uma das datas mais importantes do nosso Estatuto: 23 de maio. O CORONEL MENDES terminou de aprontar a relação das pessoas que serão homenageadas com a Medalha MMDC. Além dessa relação, há uma outra de muita importância: a dos 43 agraciados no dia 24, no CLUBE MILITAR, no RIO DE JANEIRO. Será também um dos momentos importantíssimos para a nossa Sociedade. Num sábado calmo, procuro alimentar as minhas memórias com os últimos fatos que merecem registro.

O SANTOS conheceu hoje sua segunda derrota no CAMPEONATO BRASILEIRO. E foi graças à força do zagueiro ÉDSON BORGES, que deixou o torcedor santista de cabeça inchada. O becão do AMÉRICA – RN marcou três gols – dois deles de cabeça – e os visitantes aprontaram na VILA BELMIRO: 3 a 2. O resultado deixou o SANTOS na lanterna do NACIONAL após as duas primeiras rodadas.

Sete mulheres da mesma família foram atropeladas no final da noite de ontem na Rodovia SP-354 (EDGARD MÁXIMO ZAMBOTTO), em JARINU, a 71 km de SÃO PAULO. Cinco mulheres morreram – mãe e quatro filhas (sendo três crianças) – e duas meninas se feriram levemente. O motorista do veículo que atropelou as vítimas fugiu e abandonou o carro amassado e com o pára-brisas quebrado dez quilômetros à frente do local.
De acordo com os relatos de uma das sobreviventes, ANA JÉSSICA SOUZA DA SILVA, de 15 anos, a família voltava a pé de um culto religioso da igreja ASSEMBLÉIA DE DEUS pelo acostamento da via, por volta das 23:40 horas, no sentido JARINU da rodovia. Elas estavam a cerca de 300 metros de casa, no bairro NOVA TRIESTE. Neste momento, o motorista do MITSUBISHISPACE WAGON azul, de SÃO PAULO, que trafegava no sentido Capital, perdeu o controle do carro, atravessou a pista e atingiu as sete vítimas.
Duas moças foram arremessadas para o outro lado da pista, três ficaram do mesmo lado em que foram atingidas e outras duas ficaram presas e caíram em um matagal ao lado da rodovia. 
A mãe ANA LÚCIA FERREIRA SOUZA DA SILVA, de 39 anos e as filhas DANIELE BRÁS DA SILVA, de 20; CAROL SOUZA DA SILVA, de 12 e ESTER SOUZA DA SILVA, de 6, morreram no local. ANA JÉSSICA, que quebrou um braço, e ANDREZA SOUZA DA SILVA, de 11 anos, receberam atendimento no pronto-socorro municipal e foram liberadas.
O motorista do veículo, um jovem que estava sozinho no carro, segundo ANA JÉSSICA, era procurado hoje pela polícia em SANTO ANDRÉ, no ABC, e na MÓOCA, na zona leste da Capital.

Os estudantes da Universidade de SÃO PAULO (USP), que ocupam o prédio da reitoria desde o último dia 3, querem realizar nesta semana um debate público sobre o decreto, do governador JOSÉ SERRA, que obriga a universidade a prestar conta dos gastos.
A proposta é uma resposta às declarações do secretário estadual do Ensino Superior, que critica o protesto dos universitários, que estão acampados, em sistema de revezamento, no andar térreo da reitoria.
Hoje, durante o dia, cerca de 300 estudantes permaneciam no prédio. Lá, os universitários dormem, realizam as refeições e cuidam da limpeza e da segurança dos bens e documentos. Foram criadas comissões para dividir as tarefas. A equipe responsável pela comunicação informa que cerca de três mil universitários já participaram do protesto contra os decretos, por entenderem que colocam em risco a qualidade do ensino e ferem o princípio da autonomia nas universidades públicas.
O governador JOSÉ SERRA garantiu que não haverá interferência do governo estadual na USP, UNICAMP e UNESP, e que haverá apenas maior transparência nos gastos.

Pouco mais de dois meses depois de entrar em ação, a máquina apelidada pelo Metrô de MEGATATUZÃO, já escavou 520,5 metros de túnel da LINHA 4 (AMARELA). A previsão dos técnicos da companhia é que, entre a terceira e quarta semana de junho, a escavadeira chegue à Estação FRADIQUE COUTINHO.
O MEGATATUZÃO cruzou a Rua PEDROSO DE MORAIS, no eixo da Rua DOS PINHEIROS, e está agora localizado em frente ao posto de gasolina daquela rua.
A máquina partiu do LARGO DA BATATA, onde foi montada, no dia 3 de março. A extensão total do túnel que irá cavar é de 7,5 km. Em média, a máquina tem perfurado 14 metros por dia.  Ela foi comprada pelo Consórcio VIA AMARELA da empresa HERRENKNECHT, da cidade de SCHWANAU, no sul da ALEMANHA, a um custo de 30 milhões de euros, cerca de 79 milhões de reais.
O prazo original de conclusão da obra está sendo revisto depois do acidente ocorrido em PINHEIROS, no dia 12 de janeiro, quando sete pessoas morreram em um desabamento de terra. “O cronograma está sendo revisado, mas a idéia é não atrasar. A previsão inicial era novembro de 2008”, diz LUIZ CARLOS GRILLO, diretor de engenharia do Metrô. Por dia, operam a máquina 30 funcionários, em turnos de oito horas. Segundo o diretor de engenharia, o trabalho da escavadeira não foi prejudicado pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em abril com entidades da Justiça e do governo do Estado, durante as negociações para a retomada das obras na LINHA 4. “Quando assinamos o TAC o MEGATATUZÃO não tinha partido ainda. Ele ficou fora deste termo”, diz GRILLO. Quanto à segurança da máquina em relação o método de escavação de túneis por explosão, GRILLO afirma que nunca foi feita essa comparação, mas que o MEGATATUZÃO “é tão seguro quanto o outro (método), a forma de executar é que é diferente”. “Em termo de segurança, os dois têm o mesmo nível”.  

Um ano depois, o governo de SÃO PAULO não chegou, oficialmente, ao número de vítimas mortas por armas de fogo e não tem a dimensão exata da onda de violência de maio de 2006. O levantamento mais abrangente, feito pelo Conselho Regional de Medicina, listou e analisou quantitativamente 493 mortes por arma de fogo no auge da violência. A imprensa chegou a 504 casos no mesmo período.
“Para mim, estatística policial é para te dar a tendência. Aquela semana foi muito atípica. Acharia interessante (ter fechado a conta das vítimas) só a título de comparação”, diz TÚLIO KAHN, coordenador do setor de estatísticas da Secretaria de Segurança.
Historicamente, o maior grau de letalidade policial data de 1992, quando 111 detentos do CARANDIRU foram mortos na invasão da Tropa de Choque. Naquele ano, 1.458 suspeitos foram mortos pela polícia, média de 121,5 por mês, menor que os 123 mortos no revide policial de uma semana de maio de 2006.

O advogado MARCUS RANGONI, que representa RENATA SENNA, filha do milionário RENNÉ SENNA, entrou na Justiça com ação declaratória de indignidade contra ADRIANA ALMEIDA, viúva do ex-lavrador e presa desde 30 de janeiro acusada de ser a mandante do assassinato do ricaço.
Com a medida, ingressada na 1ª Vara Cível de RIO BONITO, ela pretende excluir ADRIANA da partilha da fortuna de RENNÉ, que em seu último testamento deixou 50% dos seus bens para a viúva e a outra metade para RENATA. Ganhador de 52 milhões na MEGA SENA em julho de 2005, RENNÉ foi executado a tiros no dia 7 de janeiro de 2007, em RIO BONITO.
“ADRIANA é acusada de ser a mentora intelectual do assassinato de RENNÉ. Não é digna de herdar um tostão do homem que ela teria ajudado a matar” disse o advogado RANGONI.
A ação de indignidade será analisada pela Justiça somente após o julgamento de ADRIANA. Na prática, caso ela seja excluída da herança, toda fortuna de RENNÉ irá para RENATA.

WEMBLEY voltou à cena hoje com festa de um time londrino, o CHELSEA. Na reinauguração do lendário estádio, a equipe treinada pelo português JOSÉ MOURINHO venceu o MANCHESTER UNITED por 1 a 0 e conquistou o título da COPA DA INGLATERRA. A decisão teve emoção digna de um grande palco. O gol da vitória do CHELSEA foi marcado pelo atacante marfinense DIDIER FROGBA a 4 minutos do final do segundo tempo da prorrogação. Cerca de 90 mil torcedores viram a partida no estádio, inaugurado pelo príncipe WILLIAM. Lá o BRASIL fará amistosos com a INGLATERRA, dia 1º de junho.
Curiosamente, o mesmo CHELSEA havia sido a última equipe a conquistar a COPA DA INGLATERRA no antigo WEMBLEY antes que ele fosse fechado. Em 2000, o time superou o ASTON VILLA. Pouco meses depois, o estádio foi demolido.

O presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, disse hoje que o PAPA BENTO XVI deve pedir desculpas por ter negado, em sua recente visita ao BRASIL o “holocausto” contra os indígenas na América. “Aqui aconteceu algo muito mais grave que o Holocausto na SEGUNDA GUERRA e ninguém pode negar essa verdade. SUA SANTIDADE não pode vir aqui, na nossa Terra, e negar o HOLOCAUSTO indígena”, disse CHÁVEZ em um discurso divulgado em rede nacional. ‘Portanto, como chefe de Estado, mas vestido com a humildade de um camponês venezuelano, eu rogo a sua SANTIDADE que peça desculpas aos povos de nossa AMÉRICA”, acrescentou.
BENTO XVI afirmou no domingo passado, no BRASIL, que a evangelização da AMÉRICA “não significou em nenhum momento uma alienação das culturas pré-colombianas, nem foi uma imposição de uma cultura estranha”. Segundo CHÁVEZ, a frase do PAPA é “algo muito difícil de sustentar”. “Será que é por isso que a Igreja Católica a cada dia perde mais fiéis?”, questionou.  

2 008     :      -      SEGUNDA-FEIRA
O Prof. Dr SEBASTIÃO DE ALMEIDA PRADO SAMPAIO, presidente do Conselho Deliberativo do CLUBE PIRATININGA está solicitando, através ofício, uma seção da Banda de Música da PMESP para abrilhantar uma solenidade que se realizará no dia 9 de julho de 2008, às 20:00 horas naquela Casa. Estou encarregado de entregar esse documento na 5ª Seção do EM/PM.
Também é minha intenção confirmar a seção da Banda de Música para logo mais, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Para resolver essas tarefas, levanto bem mais cedo nesta segunda-feira.    

Por volta das 10:30 horas estou chegando na 5ª EM/PM. Entrego o ofício do CLUBE PIRATININGA para a CAPITÃO Fem PM ELAINE. Também confirmo o emprego de uma seção da banda de música para hoje à tarde na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Como estou perto do Corpo Musical, vou a essa Unidade. Encontro ali o Chefe, MAJOR PM JONAS, e o 1º TENENTE PM NASCIMENTO. Peço a eles para que a seção da banda chegue um pouco antes do horário marcado na Faculdade. Isso irá facilitar a localização dessa seção dentro do salão nobre.
Na Sociedade, JOSÉ D´AMICO está cuidando dos últimos detalhes para o evento das 17 horas. Ele pegou os banners na Associação Comercial e agora levará para os locais onde ficarão expostos (são apenas três).
Não tenho notícias dos oficiais do MMDS. Todos estão em destino. Na AOORPM aproveito o tempo para cortar o cabelo. 
Por volta das 15 horas, acompanhado da funcionária MARINEI, vamos para a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Encontramos o AGUINALDO acertando os últimos detalhes com os atores que irão encenar o “AD PERPETUAM...DEPOIS DO ÚLTIMO TIRO”. Procuro a direção da Faculdade para outras necessidades como o livro de assinaturas daqueles que irão chegando para assistir o evento, o primeiro contato com o diretor, JOÃO GRANDINO RODAS.
Com a chegada da funcionária da Associação Comercial, VALÉRiA, fico mais tranqüilo. Ela irá cuidar da anotação das pessoas que deverão constituir a mesa de trabalhos. O D´AMICO demora para chegar e me deixa preocupado. Ele está com o DVD dos scripts e será também o Mestre de Cerimônias. O FRANCISCO GIANNOCCARO ajuda-nos depois das 16 horas. Daí em diante começam a aparecer pessoas que irão assistir essa cerimônia: CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES, representando o GRÃO-MESTRE DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO; TENENTE-CORONEL PM, 1º TENENTE PM ALEXANDRE (do núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA); ROMAGNOLI e JANAÍNA; OSVALDO DIANA e sua filha ORIVALDA; ABRAHÃO YÁZIGI, DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA acompanhado de seu filho e outros familiares; GINO e dona DINORAH; NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, HERNÂNI DONATO, FRANCES DE AZEVEDO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, VEREADOR AURÉLIO NOMURA, JOSÉ PAULO DE ANDRADE, SALOMÃO ESPER; representantes do CLUBE PIRATININGA e do IV COMAR; GIAMBATTISTA SERRA di NERVI, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, MAJOR ARLINDO PICOLI, JORGE LUIZ DA COSTA, MILTON FERNANDES, VALDIR ABDALLAH, LUIZ ANTONIO (dos carros antigos); CÁSSIO MARTIN (da ANAVÍDEO, responsável pelo cript do evento do Centro de Formação de Soldados, realizado em 29 de junho de 2007). Vieram de GUARULHOS o NELSON, dona SORAYA, o BRUNO e o IAGO. Veio de PIRASSUNUNGA o nosso associado CORONEL PM Ref EDUARDO MONTEIRO e, por incrível que pareça, a figura polêmica e quase folclórica do ANTÔNIO CARLOS HOMEM. Quando já estávamos começando o evento surge também o DEPUTADO ESTADUAL MAJOR PM OLÍMPIO, acompanhado do CORONEL PM Res RICARDO JACOB.    
JOSÉ D´AMICO assume o cerimonial e segue o roteiro preparado:
“ROTEIRO PARA CERIMONIAL DO DIA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA”

Dia 19 de maio de 2008, às 17 horas, no salão nobre da Faculdade de Direito da USP.

1 – Composição da mesa
Mestre-de-cerimônias:
_ Convidamos para presidir a mesa de trabalhos desta solenidade o excelentíssimo diretor da Faculdade de Direito, professor doutor JOÃO GRANDINO RODAS;

_ Para integrá-la: o coordenador da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial de São Paulo, doutor FRANCISCO GIANNOCCARO.

_ Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e combatente da Revolução Constitucionalista, capitão GINO STRUFFALDI;

_ o decano da Academia Paulista de Letras e Poeta de São Paulo, PAULO BOMFIM;

_DEPUTADO ESTADUAL MAJOR PM OLÍMPIO;
- VEREADOR AURÉLIO NOMURA.

2 – Nomeação de autoridades e personalidades presentes (e identificadas pelos cartõezinhos de presença) para que tomem lugar nas cadeiras à direita e à esquerda da mesa dos trabalhos.

3 – Execução do Hino Nacional
Agora acompanhamos a execução do Hino Nacional pela Banda da Policia Militar do Estado de São Paulo.

4 – Abertura dos Trabalhos
Com a palavra, o presidente da mesa, professor doutor JOÃO GRANDINO RODAS.
(profº Grandino transfere a presidência dos trabalhos para o Dr. FRANCISCO GIANNOCCARO)

5 – Apresentação dos “clips” sobre a “Placa Jubileu de Diamante”, a “Copa Heróis de 32” e imagens da encenação de 23 de maio no CENTRO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS, em PIRITUBA, no dia 29 de junho de 2007.
Presidente FRANCISCO GIANNOCCARO “peço a José D’Amico Bauab, membro do Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo que apresente os “clips”  alusivos à placa “Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista” e à “Copa Heróis de 32” promovida pela Federação Paulista de Futebol” (fala de D’Amico).

6 – Entrega das Plaquetas personalizadas.

Presidente GIANNOCCARO

“Neste momento passamos à entrega da plaqueta “Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista de 1932”, reprodução fiel, em miniatura da placa inaugurada no dia 20 de dezembro de 2007 no Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal paulistana, as personalidades que, em suas áreas de atuação, muito têm contribuído para a divulgação dos ideais da Epopéia de 9 de julho”.
“E a entrega far-se-á pelas mãos do próprio autor de seus dizeres, o “Príncipe dos Poetas”, Paulo Bomfim.

            Paulo Bomfim levanta-se e começa a entregar as homenagens com auxilio de funcionária da Associação Comercial de São Paulo (VALÉRIA).
            Mestre-de-cerimônias nomeia os homenageados presentes (marcar na relação a seguir os presentes)
            O desembargador Alexandre Moreira Germano, neste ato representado por sua filha, a juíza de direito doutora Carla Germano
            O doutor José Carlos Madia de Souza, presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP
            O musicólogo Paulo Iabutti, preservacionista da memória sonora de São Paulo
            O jornalista Salomão Esper, da Rádio Bandeirantes
            O jornalista Milton Parron, da Rádio Bandeirantes
            O jornalista José Paulo de Andrade, da Rádio Bandeirantes (obs.: se Milton Parron e José Paulo de Andrade não comparecerem Salomão Esper receberá por eles).
            Doutor Marco Pólo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol.

7 – Discurso de Og Pozzolli
Mestre-de-cerimônias: “neste momento ouviremos a alocução do Sr. Og Pozzolli, membro da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial de São Paulo, sobre o “Dia da Juventude Constitucionalista”
(Alocução de Og Pozzolli)

8 – Entrega das placas restantes
Mestre-de-cerimônias: “solicitamos que o capitão Gino Struffaldi, combatente de 32, proceda à entrega da plaqueta “Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista de 1932”
            Ao doutor Francisco Giannoccaro, coordenador da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial de São Paulo.
            (a algum homenageado retardatário)
            ao Poeta de São Paulo e sucessor de Guilherme de Almeida na pregação de 9 de julho, Paulo Bomfim

9 – Declamação de Paulo Bomfim
Mestre-de-cerimônias: E agora, senhoras e senhores, Paulo Bomfim declamará seu “Voluntário Paulista”

10 – FALA do Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CAPITÃO GINO STRUFFALDI
mestre-de-cerimônias: “nada mais emblemático neste momento do que ouvirmos um sempre jovem combatente de 32, o capitão Gino Struffaldi, para nos falar sobre o “DIA DA JUVENTUDE”, invocando MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO.

11 – Presidente Giannoccaro: “Para finalizar esta gloriosa tarde, peço atenção das senhoras e dos senhores para acompanhar apresentação da comovente peça ‘Ad perpetuam... depois do ultimo tiro’ do grupo TA Cultural”.

12 – Encerramento pelo presidente Giannoccaro.

Terminada a solenidade, ainda vamos conversar com várias pessoas, todas interessadas em saber algo sobre o Movimento Constitucionalista. O ANTÔNIO CARLOS HOMEM causa problema no evento. Ele aborda alguns dos presentes e recebo queixas sobre isso. Perturba inclusive a mim, que já o conheço muito bem.
Acompanhado do TENENTE PM ALEXANDRE, que fala sobre a solenidade marcada para dia 21, no COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR”, “DIA DA JUVENTUDE”, retorno à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. São mais de 20 horas quando estou retornando para GUARULHOS.

Um empresário de 21 anos, em CARAPICUÍBA, seqüestrado na sexta-feira, dia 16, escapou do cativeiro, em AMERICANA, de uma forma surpreendente: ele matou com três machadadas na cabeça o bandido que o vigiava, pegou o revólver dele, e capturou mais duas pessoas no imóvel. Horas depois, enquanto levava os dois para a delegacia, foi parado por uma viatura da Guarda Municipal Metropolitana e contou toda a história. Outra mulher, suspeita de integrar o bando, foi presa mais tarde. Dois seqüestradores estão foragidos.
O jovem conta que foi rendido pelo primo NILSON DE MATOS, de 52 anos, às 20:30 horas de sexta-feira, dia 16. Armado com um revólver 38, NILSON obrigou a vítima a entrar em um GOL. Instantes depois, RÓBSON DA SILVA BARBOSA, de 37 anos, o PERNAMBUCO, também entrou no carro. PERNAMBUCO também era conhecido do jovem: fazia bicos na transportadora do pai da vítima.

Uma das vítimas do atropelamento ocorrido durante uma micareta na Zona Sul, a estudante de Publicidade AMANDA BELCHIOR BARRETO, de 19 anos, contou que lembra apenas de duas cenas do trágico episódio: ‘Olhei para trás e vi o carro vindo para cima de mim. Em seguida, vi o pessoal passando por cima de mim”. Mais de 30 pessoas foram atropeladas no sábado, dia 17, pelo mesmo carro, no Centro de Exposições Imigrantes, onde era realizado o CARNAFACUL, evento com shows de bandas de axé. O veículo era dirigido por THIAGO VENTURA, de 18 anos, que não tem habilitação. Ele foi preso após o acidente e liberado ontem. O jovem disse ter perdido o controle do carro ao tentar escapar de homens que assediavam sua namorada e o agrediam.

O legista alagoano GEORGE SANGUINETTI, que contestou os laudos oficiais sobre a morte do empresário PAULO CÉSAR FARIAS e de sua namorada, SUZANA MARCOLINO, em 1996, afirma que as conclusões da perícia paulista sobre o caso ISABELLA NARDONI não estão corretas. Há uma semana, SANGUINETTI foi convidado pela defesa de ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA a revisar os laudos do Instituto de Criminalística paulista, que foram determinantes para a polícia e o Ministério Público pedirem a prisão preventiva do casal. Segundo o legista, quando a defesa do pai e da madrasta de ISABELLA o convidou, ele pediu um tempo para estudar os laudos.

O novo ministro do MEIO AMBIENTE, CARLOS MINC, pediu, mas não conseguiu arrancar do presidente LULA a liberação de cerca de um bilhão de reais do setor ambiental que está contingenciado nem o uso do Exército nas reservas da AMAZÔNIA. LULA disse que pensará em como liberar o dinheiro progressivamente e, para o lugar das Forças Armadas, sugeriu a MINC que seja pensada a criação de uma Guarda Nacional Ambiental, semelhante à Força Nacional de Segurança, que já existe.

Sem a presença do governador de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, e de onze dos doze vereadores da bancada tucana, o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, formalizou hoje a aliança com o PTB e o PSDC. O acordo prevê a vaga de vice na chapa para o PTB. A aliança garante ao tucano cerca de cinco minutos de propaganda eleitoral no rádio e na TV.

A briga entre grupos rivais pelo controle da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de SERRA PELADA, que resultou dez dias atrás do assassinato do presidente afastado da entidade, JOSIMAR BARBOSA, teve no domingo, dia 18, mais um capítulo de violência. Um grupo ligado a BARBOSA, reforçado por líderes do Movimento dos Sem-Terra, invadiu a sede da entidade e entrou em confronto com partidários do atual presidente VALDEMAR PEREIRA FALCÃO.  Na briga, 20 garimpeiros saíram feridos e também presos, juntamente com outros 20 acusados de agressões e roubo.

A mulher de nível hierárquico mais alto nas Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC) se entregou domingo, dia 18, e foi apresentada hoje. NELLY ÁVILA MORENO, conhecida como KARINA, era uma das guerrilheiras mais sanguinárias e é acusada de matar o pai do presidente ÁLVARO URIBE em 1983. Seu namorado também se rendeu.
KARINA se entregou no sul do departamento de ANTIÓQUIA, após negociar a rendição, por meio de sua filha, por 15 dias. Aspectos de sua prisão indicam que a FRENTE 47 da guerrilha, que ela comandava e teve 300 soldados, pode ser desmantelada. KARINA disse que se entregou pois estava com fome, causada pelo cerco das tropas do Exército. Ela tem entre 40 e 45 anos e participou dos massacres de LA CHINITA, em 1994, e no sítio OSAKA, em 1996. É acusada de comandar o grupo que, em 1999, matou 25 soldados do Batalhão de Fuzileiros em CHOCÓ.

Armadas com facões, tochas e bastões, multidões de sul-africanos espancaram, queimaram e mataram em três dias duas dezenas de trabalhadores imigrantes em favelas de JOHANNESBURGO. A escalada dos ataques contra estrangeiros, que teve início na semana passada, é uma das piores ondas de violência no país desde o fim do apartheid. O saldo até a noite era de pelo menos 22 imigrantes mortos – 10 apenas hoje. Seis mil foram obrigados a refugiar-se em delegacias e lojas.       

A campanha de HILLARY CLINTON acusou a do rival BARACK OBAMA de estar fazendo “falsas declarações de vitória”. Em um memorando intitulado “MISSÃO CUMPRIDA? NÃO TÃO CEDO”, o diretor de comunicações de HILLARY, HOWARD WOLFSON, criticou o plano de OBAMA de declarara-se o indicado dos democratas hoje, após as primárias de OREGON e KENTUCKY.

2 009      :       -      TERÇA-FEIRA
Ontem não consegui conexão com o speedy. Tentei várias vezes e isso me deixou amolado. Acontece que tinha de passar vários e-mails e também receber outros, principalmente com vistas ao DIA DA JUVENTUDE, que se vai aproximando rapidamente. Hoje cedo, quando estava pronto para começar uma briga telefônica eis que o speedy passa a funcionar normalmente. Procuro fazer tudo aquilo que deveria ter feito ontem, além de digitar os principais assuntos em minhas memórias.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC a nossa funcionária continua a aprontar toda a documentação relativa às entregas de medalhas nos próximos dias (21,23 e 27). OLIVEIRA convida-me para almoçar no MMDS e isso é feito de uma maneira rápida, pois ele está com problemas de saúde e vai ao médico.
CAPITÃO PM ANÍSIO traz a pessoa encarregada de aprontar as seis persianas para as janelas do 1º e 2º andar. O preço orçado é de hum mil e cento e cinqüenta reais. O próprio oficial já assume a responsabilidade para pagamento dessa quantia, sendo que precisaremos achar o patrocínio para cobrir esse débito. Essas persianas deverão ser colocadas na primeira semana de junho.
Não conto com as presenças do GINO e do MENDES. Apenas consigo falar, via fone, com o GINO. O MAJOR PM PIRES, do Tribunal de Justiça, comparece no MMDC e traz a notícia de que o Presidente do TJ, VALLIM BELLOCCHI irá ao Monumento Mausoléu no DIA DA JUVENTUDE. Passo essa novidade para o presidente. Ele está preocupado com o dia 23, quando, na noite, teremos um evento em SOROCABA. Até agora não conseguimos condução. O MENDES disse que não poderá ir até essa cidade.
Outra pessoa que vem à Sociedade é o TENENTE LEVY ACOSTA. Ele atualmente serve no CFAP. Está interessado em criar o núcleo “GENERAL ATALIBA LEONEL”, em PIRAJU. Pede explicações para mim e forneço a ele o material necessário para o desenvolvimento da Assembléia Geral que criará o núcleo, aprovará o estatuto e elegerá os presidente da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo. 
Mantenho contato com o CLUBE PIRATININGA (dona JANIZELA), que nos convida para a solenidade do DIA DA JUVENTUDE, na noite do dia 23. Não temos condições de lá comparecer porque estaremos viajando para SOROCABA nesse dia. Solicita também a Banda para o 9 de julho.

Mais uma luta inglória para fazer o speedy funcionar. A conexão é normal, mas não acesso a Internet. Perco tempo tentando corrigir o erro, mas é impossível pelos meios oferecidos pelo Windows e mesmo pelo suporte speedy.

A ministra da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, está internada desde a madrugada no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, com um quadro de miopatia, doença que atinge os músculos. Segundo os médicos que atendem a ministra, a doença é um dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer. DILMA deverá receber alta amanhã.
Ela fez a segunda sessão de quimioterapia contra o câncer linfático na quinta –feira passada. Além da medicação quimioterápica, os médicos fazem um “tratamento de suporte” com corticóides. A miopatia é um dos efeitos colaterais do uso desses medicamentos.
Após fazer uma ressonância magnética, os médicos confirmaram que as dores eram um efeito adverso dos remédios. A ministra tomou analgésicos, mas não foi internada na UTI. No meio político, a saúde da ministra causa comentários. Em declarações oficiais, a direção do PT diz que nada muda e que a ministra continua sendo a candidata do partido à presidente. “Temos certeza de que em no máximo quatro meses ela estará prontinha para a campanha”, diz o secretário nacional da Organização do PT, PAULO FRATESCHI.

A SADIA e a PERDIGÃO anunciaram oficialmente hoje a fusão entre as duas gigantes brasileiras do setor de alimentos. A medida resultará na criação da BRASIL FOODS. A nova companhia já nasce como a segunda maior indústria alimentícia do BRASIL, só superada pelo frigorífico JBS FRIBOI. Também surge como a terceira maior exportadora do País, atrás da PETROBRAZ e da mineradora VALE.

Um cabo do Exército foi preso depois de confessar participação no roubo de sete fuzis do batalhão de CAÇAPAVA, em março deste ano. LEONARDO FLORIANO DOS SANTOS, de 25 anos, foi levado para uma cela do 6º Batalhão de Infantaria Leve da cidade na madrugada de ontem, onde está à disposição da Justiça Militar. De acordo com o MAJOR ANDRÉ LUIZ DIAS, quatro dias antes da prisão, pessoas ligadas à investigação do caso receberam a denúncia sobre o envolvimento do cabo no roubo dos fuzis. Abordado sobre o assunto, LEONARDO confessou a participação.

Morreu hoje, em PORTO ALEGRE, JOSÉ ONOFRE KROB JARDIM, ex-editor do CADERNO 2 e ex-editor executivo do “ESTADO”. JOSÉ ONOFRE estava internado na UTI do Hospital SÃO FRANCISCO da Santa Casa de PORTO ALEGRE, havia 45 dias devido a uma crise de diabete e faleceu em decorrência de parada cardiorrespiratória. Tinha 66 anos e será enterrado amanhã às 15 horas, no cemitério JOÃO XXIII.
JOSÉ ONOFRE trabalhou no ESTADO de 1988 a 1992. Uma passagem relativamente breve, mas muito importante, marcada por seu talento como jornalista cultural. Montou uma equipe baseada na excelência do texto, com estrelas como PAULO FRANCIS, que ele trouxe para o jornal.
Em sua carreira, JOSÉ ONOFRE trabalhou em vários órgãos de imprensa, além do ESTADO, como ZERO HORA e CARTA CAPITAL, seu último emprego. Na revista, assinou durante anos a deliciosa coluna NA CALÇADA DA MEMÓRIA, na qual costumava exercitar-se em uma de suas paixões maiores – o cinema, americano em especial. ONOFRE era cinéfilo de carteirinha. Acompanhava tudo o que podia, mas sua preferência era a época do ouro do western. Era devoto de JOHN FORD e JOHN WAYNE e também dos grandes filmes de gângsteres.
Foi também autor de um romance raro, SOBRAS DE GUERRA (1982), um primor de concisão e impacto sobre o BRASIL da ditadura. Lacônico, JOSÉ ONOFRE evitava falar sobre o livro, que tinha entre seus admiradores LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO. 

Um expressivo fluxo cambial positivo e a continuidade da queda da moeda norte-americana no exterior ampararam, hoje, novo recuo do dólar no mercado doméstico. O BANCO CENTRAL comprou cerca de 200 milhões de dólares no mercado à vista, mas não conteve a baixa. O dólar no balcão declinou 1,97% para R$2,035, menor valor desde 2 de outubro de 2008, com aumento de 67% no giro financeiro, para 4,546 bilhões de dólares.

O presidente da Câmara dos Comuns da GRÃ-BRETANHA, o trabalhista MICHAEL MARTIN, cedeu à pressão que vinha sofrendo por causa do escândalo dos gastos de parlamentares e anunciou hoje sua renúncia. MARTIN é o primeiro presidente do Parlamento forçado a deixar o cargo em mais de três séculos.

2 010         :             -      QUARTA-FEIRA
O COLÉGIO SANTO IVO convida alunos, familiares e amigos para a missa em ação de graças em louvor a SANTO IVO.
43º aniversário de fundação do Colégio
DIA: 19 de maio de 2010 – quarta-feira
HORÁRIO: 20 horas
LOCAL: Igreja Nossa Senhora de Fátima
Vila Leopoldina
Rua Barão da Passagem, 971 São Paulo
Homenagem à Campanha da Fraternidade – 2010
Tema: ECONOMIA E VIDA
Lema: “VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO”
Situação dificílissima nesta manhã. Os ônibus de GUARULHOS não correm por causa de uma greve dos motoristas e cobradores, reivindicando melhores salários. Embarco numa van, lotadíssima, para alcançar o metrô ARMÊNIA. Chego na Sociedade por volta das 12:30 horas. Nossa funcionária, também residente em GUARULHOS, foi obrigada a vir trabalhar usando o seu carro.
Como estamos às vésperas dos eventos de 23 e 25 de maio, vamos acertar muita coisa que ainda estão em pendência. Uma delas diz respeito ao discurso que deverá ser feito pelo Vice-presidente CORONEL PM MENDES, no exercício da presidência. Ele me pede para elaborar esse discurso.
MARINEI telefonou para a casa do GINO e sua esposa disse que ele foi submetido a um cateterismo e se recupera dessa intervenção cirúrgica. Vê-se que ele estará totalmente afastado do 23 de maio.
Atendemos a muitos telefonemas de associados que perguntam sobre os eventos programados.
A situação da greve que prejudica milhares de pessoas na cidade de GUARULHOS vai me obrigar a sair mais cedo da Sociedade para evitar os tormentos do retorno para casa, uma vez que apenas os lotações estão funcionando.

Pelo correio eletrônico nossa Diretora de Comunicação Social dá as novidades acerca da exposição programada para o dia 23 de maio:
Caros,
Boa Noite!
Mediante resposta da Cristina, não teremos o empréstimo da vitrine, que ontem em conversa telefônica disse que realmente teria que verificar o estado da mesma para realizar o empréstimo e a questão do transporte.
O que sugerem? Manteremos a exposição? Vamos tentar fazer somente com peças grandes, manequim, fotografia grande que está no Mausoléu?
Essa é uma possibilidade. Cris, se puder ver por favor com a Victória Frugolli da ALESP a possibilidade de nos conceder a título de empréstimo algum dispositivo de exposição para essa montagem, seria interessante. Não sei se consigo falar com ela durante a semana...por isso agradeço se fizer esse contato.
Fico a disposição, se quiserem entrar em contato comigo amanhã, estarei com meu celular das 14 às 15h ou após às 17h.
Vamos tentar fazer com nossos recursos algo e fica como experiência para as próximas.
Abraços!
Camila
Sociedade Veteranos de 32 - MMDC
Rua Anita Garibaldi, 25
Centro - SP - CEP 01018-020
11 3105-8541
From: MARIA CRISTINA MAIA DE CASTRO mccastro@tj.sp.gov.br
To: "mmdc.32@terra.com.br" mmdc.32@terra.com.br
Cc:
Sent: Qua 19/05/10 13:56
Subject: Fwd: RES: URGENTE
Boa tarde:
Em resposta à solicitação , lastimo informar que a única vitrine que possuimos para exposições temporárias encontra-se com os vidros danificados e que também não conseguimos viabilizar o agendamento de caminhão para o transporte, conforme necessário.
Ressalto que a Coordenadoria do Museu do Tribunal sente muitissimo não poder conceder-lhes o apoio necessário nesta oportunidade, porém coloca-se à disposição para eventual oportunidade.
Atenciosamente,
Maria Cristina Maia de Castro
Diretora Técnica de Serviço do Museu do Tribunal de Justiça
Palacete Conde de Sarzedas
Rua Conde de Sarzedas nº 100 - Centro - S.P.
Tel.3295-5815

ESTIMADA CAMILA
Os folders fizeram sucesso na reunião do Conselho Cívico e Cultural. O boleto foi entregue para a VALÉRIA, que já o esperava. As três medalhas que serão entregues no dia 25 já estão comigo. O Francisco Giannoccaro solicitou que se falasse sobre o evento e fiz uma ligeira explanação de tudo que até agora foi realizado. Os presentes elogiaram o trabalho feito por todos nós.
Sobre o nosso Presidente a sua esposa disse que ele sofreu um cateterismo e está se recuperando. Ainda é prematuro avaliar a situação. Ele está licenciado até segunda ordem médica (acho que vai demorar). Precisamos orar para que o GINO melhore.   
Hoje recebi dois contatos: MAJOR PM AGRELLA e do Cmt da 2ª Companhia, encarregada da segurança do Monumento. Essa segurança será reforçada e eles estão sabendo que a exposição irá acontecer.
O programa elaborado pela Polícia Militar no dia 23 é simples. Serão entregues 32 medalhas (uma delas é da MARINEI, depois de muitas tentativas de agraciá-la pelos seus trabalhos incessantes em prol da Sociedade). O Tenente-Coronel Capelão PM abençoará os presentes. Deverá acontecer a apresentação da peça AD PERPETUAM....
Recebi um telefonema da Prefeitura dizendo que KASSAB irá comparecer ao evento (não sei se realmente isso irá acontecer).
Acredito que estamos progredindo muito nas nossas tentativas. Isso ajuda a continuar o nosso combate.
Em 19 de maio de 2010 22:42, Camila Giudice escreveu:
Olá, Cel. Ventura!
Como está?
E o Gino? Já teve alguma melhora?
Como andam as coisas?
O Conselho gostou do nosso folder?
Em relação a nossa exposição, estou um pouco receosa que possa não acontecer devido a falta de expositores adequados para as peças. Vamos esgotar nossas possibilidades para que consigamos apresentar algo.
Temos a programação da Solenidade do 23 de Maio?
Vou elaborar os diplomas para o dia 25/05, e mandar a programação que escreverei amanhã para a Cecília. Como cheguei mais tarde hoje em casa do que previa não consegui adiantar muitas coisas.
Passarei no TJ para entregar os convites, acredito que amanhã.
Também estou finalizando o quadro do Aldo Chioratto e está ficando muito bonito. Esse será "batizado"no desfile do 9 de Julho.
O sr. precisa de alguma coisa?
Fico a disposição.
Abraços!
Camila

O RICARDO manda uma mensagem para os que estão empenhados no preparo do 23 de maio. Deduzo, depois de ler a mensagem, que não mais acontecerá a exposição tão desejada.
Prezada Camila e demais amigos,
Boa noite
Antes de mais nada devo parabenizar a Camila pela persistência e tenacidade no intuito de realizar a exposição!!
Vejam, o mais difícil para poder montar uma exposição que é exatamente o material de quase 80 anos atrás - nós temos de sobra.
Infelizmente o prazo que tínhamos era muito curto e os recursos materiais para viabilizarmos nosso projeto ficaram difíceis de arrumar.
Não acho que devemos fazer algo pela metade. Nem creio que seja prudente colocar peças sem o suporte adequado ou fora de vitrines.
Acho sim que devemos nos preparar para um próximo evento, agora que sabemos exatamente o que precisamos.
Estou preparando um post muito especial sobre o 23 de maio para o blog - e contactei inúmeros veículos da imprensa sobre a relevância da data.
No domingo espero levar bastante gente para o Obelisco, assim como no evento do dia 25.
Quem sabe no dia 9 de Julho não possamos expor em algum local de bastante visibilidade??
Abraços a todos,
Ricardo

Uma greve de ônibus em GUARULHOS, a segunda maior cidade do Estado, atrapalhou o dia de mais da metade da sua população e expôs novamente a situação conturbada em que vive o município vizinho à capital. A disputa entre empresários do transporte e motoristas vem se somar a uma sucessão de problemas que atingem GUARULHOS nos últimos anos às vezes colocando autoridades da cidade nas páginas policiais e sempre prejudicando a população.

O SÃO PAULO viveu hoje noite de redenção no MORUMBI. Após quatro eliminações seguidas diante de brasileiros, o Tricolor superou por 2 a 0 o CRUZEIRO, seu algoz na última edição, e, assim, volta, depois de quatro anos, a uma semifinal da LIBERTADORES. Espera agora pelo INTERNACIONAL, para quem perdeu a final de 2006, ou ESTUDIANTES, times que duelam amanhã – mas, se o INTER perder e o FLAMENGO avançar contra o UNIVERSIDAD DO CHILE, o adversário será a equipe carioca.

Os quase 14 mil santistas que foram à VILA BELMIRO certamente não se esquecerão desta noite. Assistiram a tudo aquilo que o amante do bom futebol gosta de ver: dribles, jogadas rápidas, momentos de emoção e, principalmente, um festival de gols. E que gols! No fim, saiu vencedor o time mais brilhante do momento no BRASIL, em confronto que só foi realmente decidido nos últimos minutos: SANTOS 3 x GRÊMIO 1.
Todos apontaram o duelo do SANTOS com o GRÊMIO como final antecipada. Os santistas vêm encantando o País. Correndo por fora, apontado como o azarão na final, aparece o VITÓRIA. Os baianos chegam à decisão com imponente goleada sobre o ATLÉTICO-GO, algoz do PALMEIRAS, no BARRADÃO, em SALVADOR, por 4 a 0.

O Senado aprovou hoje a toque de caixa o projeto de lei conhecido como FICHA LIMPA, que impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça. Por unanimidade, a proposta foi aprovada pelos senadores presentes no plenário da Casa: foram 76 votos a favor da nova lei. O presidente LULA tem agora 15 dias para sancionar o FICHA LIMPA. Caberá à Justiça, porém, definir quando a legislação começa a valer: se nas eleições de outubro desde ano ou somente para o pleito municipal de 2012. O PSDB já protocolou uma consulta no Tribunal Superior Eleitoral argüindo sobre o início da vigência da nova lei.

O ex-governador GERALDO ALCKMIN venceria no primeiro turno a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes se a eleição fosse hoje, segundo o Instituto VOX POPULI. Pesquisa divulgada hoje pela TV BAND apontou 51% das intenções de voto para ALCKMIN, contra 19% para o petista ALOÍZIO MERCADANTE,seu principal adversário. CELSO RUSSOMANO, do PP, tem 12% das preferências, e PAULO SKAF, do PSB, 2%. ALCKMIN governou SÃO PAULO de 2001 a 2006. Em 2008, ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura da capital paulista. O PSDB venceu todas as disputas pelo governo estadual desde 1994.

O vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, passou hoje por mais uma sessão de quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em SÃO PAULO. ALENCAR luta contra o câncer há doze anos. Em dezembro, ele disse que seu tratamento tem evoluído.

As eleições presidenciais de outubro não vão alterar o rumo do BRASIL, seja quem for o vencedor. A garantia foi dada pelo Presidente LULA a uma platéia de investidores espanhóis, hoje, em MADRI. Depois de lembrar o preconceito que sofreu da classe empresarial nos anos 1980 e 1990, o presidente disse apostar na maturidade política do País. “O BRASIL aprendeu a ser sério”, afirmou LULA, adaptando a célebre frase atribuída ao ex-presidente da FRANÇA, CHARLES DE GAULLE.
LULA narrou aos ouvintes um encontro com um empresário espanhol que portava um documento com informações sobre DILMA, descrevendo-a como “guerrilheira”. “Essa ex-guerrilheira pode ser a próxima presidente da República. O BRASIL não aceita mais esse preconceito, esse debate.”

O fazendeiro REGIVALDO PEREIRA GALVÃO aguardará em liberdade a apelação de sentença que o condenou a 30 anos de prisão. GALVAO é considerado o mentor do assassinato da missionária norte-americana DOROTHY STANG, em 2005. A decisão de libertá-lo, em caráter liminar, é da desembargadora MARIA DE NAZARÉ GOUVEIA, do Tribunal de Justiça do PARÁ. No despacho, a magistrada considera que o fazendeiro preencheu requisitos da lei para aguardar em liberdade.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos realizará amanhã a primeira audiência do julgamento no qual o BRASIL é acusado de violações de direitos humanos no episódio da GUERRILHA DO ARAGUAIA, na década de 1970. A ação é movida por familiares de guerrilheiros, que reivindicam informações sobre a forma como eles foram mortos, a localização dos restos mortais e a punição dos agentes do Estado que cometeram violações de direitos humanos, como tortura e execução sumária.
Em dois dias de audiência serão ouvidas testemunhas dos familiares e do Estado brasileiro. No primeiro grupo aparece LAURA PETIT, que teve três irmãos mortos na guerrilha.
No lado da defesa figura, entre outros, o nome de SEPÚLVEDA PERTENCE, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal. Ele deverá falar sobre as ações de reparação já desenvolvidas pelo Estado. O resultado do julgamento deverá ser anunciado, provavelmente, em novembro.     

Apesar do acordo entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, a aprovação de uma nova resolução com sanções ao IRÃ deve ser votada apenas em junho. Ainda assim não está claro se os EUA e seus aliados, que desistiram de buscar a unanimidade, conseguirão o número suficiente de votos para aprová-la.

O Exército decretou hoje toque de recolher em 23 províncias da TAILÂNDIA, após debelar o maior enclave de manifestantes “camisas vermelhas” de BANGCOC, matando pelo menos 9 pessoas – segundo a polícia – e capturando os principais líderes do movimento que há meses pede a renúncia do premiê, ABHISIT VEJJAJIVA. Os choques entre militares e manifestantes deixaram 58 feridos e um rastro de destruição na capital.

2 011      :       -        QUINTA-FEIRA
PAULO CÉSAR novamente se une ao grupo do HUGO para o trabalho de levantamento de carros apreendidos pelo CIRETRAN para futuro leilão dos mesmos. Leio o episódio da BATALHA NAVAL DE ITACOATIARA que se encontra no livro TEMPOS DE ESPERANÇA – AMAZONAS, do escritor ANTÔNIO LOUREIRO. Esse livro o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES recebeu do autor em recente visita ao AMAZONAS (2 de maio).
Na Sociedade o grande problema é com relação ao evento de PIRITUBA em 27 de maio. Uma lista de pessoas elencadas para receber a Medalha MMDC foi entregue fora do prazo estabelecido pela Sociedade, não dando mais tempo para fazer os diplomas e levá-los para a chancela do Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito. Entendo que houve certo menosprezo para com o MMDC, coisa que não pode acontecer, principalmente em se tratando de um organismo da própria Polícia Militar que deveria e tem por obrigação cultuar a memória dos heróis de 32. Como ainda não sou o presidente da Diretoria Executiva deixo para o CORONEL PM MENDES, vice-presidente e Secretário das Medalhas a incumbência de resolver o intrincado caso criado por incompetência de alguém da Escola Superior de Soldados.
Recebo dois telefonemas da Escola Superior de Soldados. Converso com o Sub-Cmt e explico a ele o que aconteceu. Peço a ele para entrar em contato com o CORONEL PM MENDES.
Recebo um telefonema da Câmara Municipal de São Paulo. Haverá uma homenagem na Câmara pelo primeiro ano da morte de MERCIA NAKASHIMA. Como isso aconteceu em 23 de maio há uma idéia de juntar ao Movimento pró MERCIA do DIA DA JUVENTUDE. Mais tarde um assessor da Câmara vem pegar subsídios comigo.
MENDES faz uma ligação para mim. Não haverá entrega de medalhas em PIRITUBA e nem iremos assistir em 27 de maio a solenidade programada ali. Temos outros compromissos. Elaboro já uma minuta de como se deve proceder com relação à Medalha Constitucionalista, em 9 de Julho, já que os diplomas deverão ser assinados por mim. A posse na Presidência dar-se-á em 7 de Julho. Louvo a atitude do MENDES, coerente, fazendo valer a importância da Sociedade, ultimamente relegada a um plano de mera coadjuvante nessas cerimônias de entrega de medalhas.
Embora amolado com esse episódio, sinto-me feliz por poder conduzir a Sociedade a um patamar de decência.

MARIA ÁLFIA DA SILVA SANTOS, do CLUBE DE REGATAS TIETÊ, entrou em contato com a Diretora de Comunicação Social da Sociedade Veteranos de 32-MMDC solicitando uma data para comemorar os 79 anos do Movimento Constitucionalista de 1932.
Alfia,
Boa Noite!
Como está?
Sim, com certeza continuaremos com as homenagens da Revolução no Clube Tietê, podemos conversar com o Cel. Ventura para verificar a melhor data e o tipo de Homenagem. Apenas sugiro que seja feita em algum final de semana, até para conseguirmos atrair um público maior! Podemos até montar uma exposição, o que acha?
Abraços!
Camila
Em 19 de maio de 2011 18:08, Maria Alfia da Silva Santos escreveu:
Camila, boa noite!
Podemos ver uma data para darmos continuidade no evento da revolução constitucionalista aqui no Clube Tietê?
Acho que não devemos parar, por ser um evento histórico aqui do Clube.
Você pode ver uma data com o coronel para mim?
No aguardo,
Alfia
ESTIMADA CAMILA
Podemos pensar em fazer esse evento em 16 de julho. É um sábado e temos um tempo razoável para pensarmos no planejamento da cerimônia. Convide a ALFIA e demais diretores do CLUBE DE REGATAS TIETÊ para as solenidades do domingo (dia 22) às 9:30 horas na PRAÇA DA REPÚBLICA e dia 23 no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, às 9 horas.

Diário Oficial de hoje publica:
Transferindo para a reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais,contando com mais de 30 anos de serviço Padrão PM-14, o Maj QAOPM 830223-5 João Batista Amandes – CPC – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS
DP-1.062/11 – Pr. 13.812/11).

Um grupo de sem-tetos ligados à União Nacional de Moradia Popular realizou hoje quatro ocupações em prédios do governo federal, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e do Ministério da Defesa. Todos os edifícios ficam na Rua SÃO JOAQUIM, na LIBERDADE. Os manifestantes reivindicam a aceleração do programa MINHA CASA, MINHA VIDA e o atendimento para famílias de baixa renda.

O técnico MANO MENEZES anunciou hoje a lista de jogadores convocados para os dois amistosos da seleção brasileira em junho, que servirá de base para a COPA AMERICA. RONALDO integra a relação especialmente para seu jogo de despedida com a camisa amarelinha, no dia 7, contra a ROMÊNIA, no PACAEMBU. Quatro dias antes, o BRASIL enfrenta a HOLANDA, no SERRA DOURADA, em GOIÂNIA. Além do FENÔMENO, MANO chamou 28 jogadores, dos quais seis acabarão cortados para a definição do grupo que irá à COPA AMÉRICA, na ARGENTINA – a estréia brasileira será dia 3 de julho, contra a VENEZUELA. A relação final será revelada após o jogo em SÃO PAULO. MANO deixou claro que ainda espera pelo santista PAULO HENRIQUE GANSO, que se recupera de uma lesão muscular na coxa direita. 
A consultoria que ANTÔNIO PALOCCI manteve antes de se tornar ministro da CASA CIVIL do governo DILMA prestou serviços para pelo menos 20 empresas, entre as quais bancos, montadoras e indústrias, informam FAUSTO MACEDO e LEANDRO COLON. Em esclarecimentos a ser enviados ao procurador-geral da República, ROBERTO GURGEL, por causa das suspeitas sobre a evolução de seu patrimônio, PALOCCI diz que rescindiu todos os contratos no final de 2010, antes de assumir o ministério. Segundo ele, houve ingresso de volume considerável de recursos no caixa da consultoria nas semanas que antecederam sua nomeação justamente em razão do fim dos contratos. Alguns clientes de PALOCCI avisaram o ministro que não querem ter seus nomes envolvidos e cobraram silêncio absoluto sobre os documentos. Para evitar qualquer tipo de quebra ilegal do sigilo fiscal de sua empresa, PALOCCI acionou o prefeito de SÃO PAULO, GILBERTO KASSAB. O petista quer evitar que funcionários de escalões inferiores da administração deixem vazar informações sobre a consultoria.
Nesta quinta-feira, ao sair bem cedo de sua residência no PACAEMBU, em SÃO PAULO, D. BERTRAND JANUÁRIO MARIA JOSÉ PIO MIGUEL GABRIEL RAFAEL GONZAGA DE ORLEANS E BRAGANÇA, caso se dispusesse a dar uma respirada mais audaz, breve que fosse, sentiria aquele cheiro azedo de amônia a lhe conspurcar as narinas. Mas ele tinha mais o que fazer. Dois pares de horas depois, como chefe interino da Casa Imperial do BRASIL, foi recebido com pompa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga SÉ, no centro do RIO DE JANEIRO. Adentrou a nave escoltado por 12 cadetes do Batalhão do Imperador, imaculados e imóveis em suas casacas azuis, luvas brancas, chapéus de penacho e “sentido”, “apresentar armas” e “descansar” de praxe. Era a missa de sétimo dia da mãe de D. BERTRAND: Sua Alteza Imperial e Real, D. MARIA ELIZABETH FRANCISCA TERESA JOSEFA DE WITTELSBACH E CROY-SOLRE DE ORLEANS E BRAGANÇA – D. MARIA DA BAVIERA, na corte; Princesa-Mãe, no popular. D. MARIA expirou às 13 horas da sexta-feira, dia 13, aos 96 anos, “confortada com os sacramentos da Santa Igreja”, conforme o anúncio fúnebre que a família fez publicar na seção de falecimentos do ESTADO.  
O estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, foi morto por dois homens que circularam no saguão e nas imediações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo por pelo menos uma hora antes do crime. O jovem, que cursava o 4.º ano de Ciências Atuariais, foi assassinado com tiro na cabeça, na noite de anteontem, no estacionamento da instituição. A polícia divulgou imagens dos suspeitos, filmados por uma câmera da faculdade. Minutos antes do crime, eles tentaram abordar outro aluno no ponto de ônibus na frente da faculdade. Esse estudante se transformou na principal testemunha do caso. Segundo o delegado Maurício Guimarães Soares, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), um dos suspeitos o abordou no ponto com "perguntas estranhas". "Queriam saber se ali era a Poli e outras perguntas que fizeram o estudante desconfiar de que seria assaltado", disse. Enquanto um perguntava, o outro suspeito se aproximava pelo outro lado. Assustado, o estudante correu. "A testemunha reconheceu os dois nas imagens", disse. O retrato falado de um dos suspeitos também foi divulgado ontem. Na avaliação da polícia, os criminosos estavam à procura de vítimas. "São dois indivíduos que não são do ambiente estudantil. Estavam à caça para cometer delitos", disse o delegado Jorge Carlos Carrasco, diretor DHPP. Em uma das imagens, um dos suspeitos fica muito próximo a uma garota, mas não chega a abordá-la. Os suspeitos teriam visto Felipe sair da faculdade e se dirigir a pé ao setor que concentra os bancos na Cidade Universitária, vizinho da FEA. Segundo uma testemunha, o jovem sacou dinheiro em um dos caixas. Quando se dirigia ao carro - um Passat alemão blindado -, foi abordado pela dupla. A polícia não encontrou o dinheiro com a vítima. "Não descartamos nenhuma hipótese, mas tudo leva a crer que se tratou de tentativa de roubo", afirma Carrasco. A polícia está fazendo buscas na região. De janeiro até agora, ocorreram oito roubos de veículos na Cidade Universitária. Crimes. Dados do 93.º Distrito Policial (Jaguaré) mostram que os ladrões agem em dupla e são descritos como pessoas com até 30 anos. É nesse perfil que se enquadram os dois suspeitos de matar Felipe - um branco, com pouco menos de 30 anos, baixo e calvo, e um pardo, com 20 anos e 1,70 metro de altura. Em cinco dos casos, ladrões levaram as vítimas como reféns e as deixaram na saída do câmpus ou nos arredores da Cidade Universitária - duas foram obrigadas a fazer saques em caixas e uma era policial militar. / COLABOROU FÁBIO MAZZITELLI
Os jornais desta noite, tanto a BANDEIRANTES, como a GLOBO dão ênfase para o escândalo que abala a EUROPA. DOMINIQUE STRAUSS-KAHN é libertado sob fiança. O Tribunal do Júri acusa formalmente o exdiretor do FMI de agressão sexual e tentativa de estupro de uma camareira em um hotel em Nova York. A Justiça determina o pagamento de um milhão de dólares como fiança, mas DOMINIQUE ficará preso domiciliarmente, usando tornozeleira eletrônica e sob vigilância da polícia. DOMINIQUE nega os crimes e renunciou horas antes ao seu cargo no FMI. O tribunal do júri (encarregado de analisar e determinar ou não um posterior julgamento) também decidiu que o processo contra Strauss-Kahn deve prosseguir. Estava presente à sessão ANNE SINCLAIR, esposa de DOMINIQUE. Haverá uma nova sessão no dia 6 de junho. DOMINIQUE foi detido no sábado, dia 14 de maio. Foi-lhe negada anteriormente a liberdade sob fiança. Diz DOMINIQUE que renunciou ao seu posto no FMI com “tristeza infinita”, afirmando que é inocente e dedicará “força e energia” para provar sua inocência. Diversas nações disputarão o posto de STRAUSS-KAHN no FMI.  
A queda de um avião no sul da ARGENTINA, causou a morte das 22 pessoas que estavam a bordo,sendo 19 passageiros. O avião, modelo SAAB turbo-hélice 340, decolou de COMODORO RIVADAVIA com destino a NEUQUÉN. O acidente ocorreu por volta das 22 horas de ontem. Ainda não havia informações sobre o que teria causado a queda do avião, que levantou voo sem apresentar qualquer problema. 

O Festival de Cinema de CANNES expulsou hoje o cineasta dinamarquês LARS VON TRIER devido às declarações dele, dadas em tom de brincadeira, dizendo-se nazista e simpatizante de HITLER. As palavras de VON TRIER ultrajaram grupos judaicos e levaram a atriz norte-americana KIRSTEN DUNST a demonstrar constrangimento por estar ao lado dele, em uma coletiva de imprensa, no dia 18. em que o cineasta se lançou em um monólogo bizarro sobre sua ascendência judia e alemã. O diretor de 55 anos, antes um dos queridinhos de CANNES, tendo recebido a PALMA DE OURO em 2000, apressou-se a pedir desculpas, mas foi tarde demais. “O conselho de diretores condena essas declarações e declara LARS VON TRIER ‘persona non grata’ no Festival. Isto entra em vigor imediatamente”, disseram os organizadores, em comunicado à imprensa.

O presidente dos EUA, BARACK OBAMA, deu um passo adiante em sua política para o ORIENTE MÉDIO e defendeu hoje a criação de um Estado palestino desmilitarizado, com base nas fronteiras pré-1967. O anúncio, feito em seu discurso para o mundo árabe, foi recebido com ceticismo por autoridades israelenses e palestinas.

O jornalista e ativista político venezuelano WILFRED IVÁN OJDA PERALTA, de 56 anos, foi morto com dois tiros na cabeça. Segundo autoridades, seu corpo foi encontrado na cidade de LA VICTÓRIA, na terça-feira, dia 18 de maio. Colunista de um diário local e militante do partido AÇÃO DEMOCRÁTICA, de oposição ao presidente HUGO CHÁVEZ, ele estava amarrado, amordaçado e encapuzado. A polícia trabalha com a hipótese de execução motivada por vingança.

Uma gravação atribuída a OSAMA BIN LADEN foi divulgada hoje por sites ligados a fundamentalistas islâmicos. No áudio, o fundador da AL-QAEDA louva os protestos que derrubaram os governantes da TUNÍSIA e do EGITO este ano, em uma tentativa de atribuir um papel para sua rede terrorista no futuro dos países. BIN LADEN não mencionou especificamente LÍBIA, SÍRIA, IÊMEN ou BAHREIN em sua fala.   

2 012     :    -   SÁBADO
Vamos cedo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde tinha combinado abrir a porta no horário das 9 horas. CARLA DE MORAES, irmão do THIAGO, (netos de VICENTE VENÂNCIO JÚNIOR), chega também nesse horário. Daí por diante vêm os responsáveis pela decoração do ambiente, pelo buffet, pelo som, enfim, toas as pessoas que foram contratadas para “transformar” o MMDC neste sábado. CARLA cuida da arrumação dos móveis, dos mínimos detalhes, como livro de presença, crachás, enfim, surpreendem a sua boa vontade e o dinamismo. E com isso as horas vão passando de uma maneira tranqüila e até agradável. COLOMBO está também comigo, o que me deixa muito contente. Pessoas passam na rua e perguntam o que está acontecendo. Percebo que isso é bom para a Sociedade, que passa a ser mais conhecida.
Depois das 14 horas começam as chegar os parentes do THIAGO e da CARLA, alguns vindo de longe. É o sonho do THIAGO sendo realizado. Durante alguns meses essa solenidade vinha sendo “tecida” e agora vai surpreender mesmo, pois nunca foi realizado um feito deste da sede do MMDC. Mas é a força e a vontade de pessoas que ajudam a se tornar realidade aquilo que, à primeira vista, parece ser impossível. E com muita gente presente, quase sessenta, entre convidados e associados, nosso Mestre de Cerimônias vai iniciar a cerimônia. 
Solenidade em homenagem ao combatente VICENTE VENANCIO JUNIOR
Data: 19 de maio
Horário: 15h
Local: Sede da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
MC: Markus Runk
Roteiro
Autoridades presentes, familiares de Vicente Venâncio Junior, Senhoras e Senhores boa-tarde
A passagem curta por este mundo nos faz crer no cumprimento de uma missão. Em julho de 1932 milhares de voluntários brasileiros foram defender ideais de um movimento que almejava um Estado de Direito, com uma constituição em prol do país.
Vicente Venâncio Junior, ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 32, atendeu a este chamado de lutar contra a ditadura e a favor da democracia.
Estamos aqui hoje para homenagear este valoroso combatente em pleno ano das comemorações do Jubileu de Carvalho.
Há 80 anos em 23 de Maio, 4 estudantes se tornaram os mártires desta, que veio a ser a maior e última Revolução armada no país. Mas se Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que juntos formam a sigla MMDC, foram os ícones destes ideais. Os voluntários paulistas, incluindo Vicente Venâncio Junior, foram a força motriz que eternizaram esta luta.
Pedimos para aqueles cuja condição física permite, que se postem de pé, para que juntos entoemos o Hino Nacional Brasileiro. E logo na sequência será tocada a Marcha Paris Belfort. Música que tocou na radio Record, no momento em que explodiu o movimento. Os mais enfáticos apoiadores correram para a radio, na praça da República, coração de São Paulo para que fosse informado que a revolução havia eclodido. E lá procuraram uma marcha, que por acaso foi a Paris Belfort, de origem francesa e tocada durante toda revolução.
Ela inclusive está se tornando um hino do povo paulista, pelo civismo, pela emoção e pelo brilho que ela contém.
HINO NACIONAL e PARIS BELFORT
Passamos a palavra para o presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, Cel. Mario Fonseca Ventura
DISCURSO CEL. VENTURA
Ouviremos agora “Creio em Ti”, música  de autoria de JIMMI SHIRL E AL STILMAN, interpretada pelo cantor Altemar Dutra e executada pelo coral Musicanto formado por 20 integrantes e sob a regência do maestro Antonio Margarido
CREIO EM TI
Vicente Venancio Junior, nascido em 19 de julho de 1900, natural de Paranagua-PR, Guarda livros, Escrivão de Policia Civil, Perito Criminal, e Juiz Paz no Oeste Paulista. Antes do alistamento e partida para o combate foi funcionário do Instituto Brasileiro do Café-Superintendência do Serviços do Café em São Paulo-Capital. Residia a Largo do Café, número 12 quando alistou-se como voluntário e foi incorporado ao terceiro Batalhão do Regimento "9 de Julho" conforme boletim número 10 de 29 de julho de 1932. Classificado na terceira Companhia, foi designado para Seção de Metralhadoras Pesadas, prestou juramento a Bandeira em 04 de agosto e no mesmo dia as 18h00 partiu para zona de operações. Lutou bravamente pelos ideias constitucionalistas. Afinal, tudo em respeito aos que lutaram e tombaram nesse conflito, que não visava à separação de São Paulo do Brasil (como difundiu a propaganda difamatória de Getúlio Vargas), mas o contrário. Irrompeu-se a luta armada buscando uma nova Constituição para o país, para tirá-lo do atraso, da insegurança jurídica e do despotismo federal pós Revolução de 30.O coração bandeirante de VICENTE VENANCIO JUNIOR bateu forte em razão dos feitos de seu povo. Toda a economia voltada para a guerra; mulheres substituindo os homens em tarefas industriais, pois estes estavam nos campos de batalha e a mobilização voluntária de toda a sociedade para o conflito. São Paulo, em defesa da Constituição, produziu, improvisou e adaptou de tudo: granadas, capacetes, munições, morteiros e canhões. Uma imensa rede de civis auxiliava os soldados, não deixando que nada lhes faltasse, até o limite dos suprimentos. Senhoras cosiam meias e toucas, pois era julho, inverno. Escoteiros levavam correspondências e etc. Assim Vicente Venancio Junior contava. Lamentavelmente, o Voluntário Vicente Venancio Junior veio a falecer em 10 de agosto de 1959 na cidade de Campos de Jordão. Foram dias... meses e anos a lutar contra um mal maior que as forças tuas. Foste muito feliz pela tarefa cumprida. Tiveste até à triste hora da partida!
Ouviremos agora Fascinação, música de autoria de F.D. MARCHETTI E M. DE FERRAUD, interpretada pela cantora Nana Caymmi, com o Coral Musicanto.
FASCINAÇÃO
Convidamos os netos do ex-combatente Vicente Venâncio Junior, Thiago de Moraes e Carla de Moraes, para realizarem o descerramento da placa doada para a Sociedade Veteranos de 32 - MMDC ao som da música Serra da Mantiqueira, música de Ary Kerner
DESCERRAMENTO
Na placa está escrito:
SOCIEDADE VETERANOS DE 32- MMDC
REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
VICENTE VENANCIO JUNIOR
Nascimento: 19/07/1900
Falecimento: 10/08/1959
3º BATALHÃO - REGIMENTO 9 DE JULHO SECÇÃO DE METRALHADORAS PESADAS
"VIVERAM POUCO PARA MORRER BEM ;MORRERAM JOVENS PARA VIVER SEMPRE"
HOMENAGENS DE SUA ESPOSA ANA RODRIGUES VENANCIO, FILHOS , NETOS E BISNETOS.
                     
                                        SÃO PAULO, 23 DE MAIO DE 2012
(Doação de Thiago de Moraes -NETO)  
A Medalha “MMDC”, foi criada com o fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado pessoas dignas de especial distinção.
> O nobre significado da sigla “MMDC”, deve-se às iniciais dos nomes dos quatro estudantes, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que reivindicando para o povo brasileiro uma Constituição que visasse um Estado Democrático de Direito, no dia 23 de maio de 1932 na Pça da República - SP, acabaram por serem baleados por parte do governo ditatorial e faleceram. O sangue destes quatro heróis, culminou na guerra denominada “Revolução Constitucionalista de 32” e trouxe bons reflexos à toda nação, pois em data subsequente (1934) o Governo promulgou uma Carta Constitucional assegurando direitos e garantias individuais a todos os brasileiros.
Digna-se constar, que a Lei Fed. nº 12.430, de 20 de junho de 2011 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff,  inscreveu os nomes dos heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), no Livro dos Heróis da Pátria.
A Medalha “MMDC”, é portanto uma Comenda Emérita definitiva, pois perpetuará a gratidão e o reconhecimento, para todo o sempre, dos que cumpriram esta jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuarem abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor à legalidade pelos quais se bateram os heróis e Veteranos de 32.
Chamamos para se colocar em posição de destaque o Sr. Roberto Venancio e Sr. Iedo Jardim Venancio para que possam ser outorgados com a medalha MMDC.
OUTORGA
Ouviremos agora Deus salve a América, música de IRVING BERLIN, executada pelo Coral Musicanto sob a regência do maestro Antonio Margarido.
DEUS SALVE A AMÉRICA
Passamos a palavra agora para o neto de Vicente Venâncio Junior, Thiago de Moraes e logo na sequencia ouviremos a música “A minha terra”, música de VALDEMAR HENRIQUE. DISCURSO THIAGO e A MINHA TERRA
Assim, finalizamos a merecida e justa homenagem a Vicente Venâncio Junior, ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 32. Uma homenagem não apenas a um paulista, mas uma lembrança eterna de que sempre devemos lutar pelos nossos ideais.
Convidamos a todos a participarem de um pequeno coquetel que será servido aqui mesmo e terminamos ouvindo a música “Amigos para Sempre”, música de ANDREW LLOYD WEBBER.
Eu, Markus Runk, Diretor de Cerimonial da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, em nome da Sociedade e da família de Vicente Venâncio Junior agradeço a presença todos. Tenham todos um ótimo fim de semana, fiquem com Deus e pelo amor ao Brasil! Viva São Paulo!
AMIGOS PARA SEMPRE e FIM
Nessa solenidade, em caráter de surpresa, o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES recebeu o COLAR DA CRUZ DO MÉRITO CONSTITUCIONALISTA, do Núcleo “MMDC-LESTE” e o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES condecorou com o Diploma de Reconhecimento do Mérito, com os seguintes dizeres:
O GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO, no ensejo da comemoração do seu nonagésimo aniversário de Fundação, concede o presente diploma em reconhecimento ao zelo e profícuo trabalho em prol do engrandecimento da MAÇONARIA PAULISTA:
SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA
MARINEI CHALUB
O diploma está assinado pelo GRÃO MESTRE ESTADUAL MÁRIO SERGIO NUNES DA COSTA e pelo GRÃO MESTRE ESTADUAL ADJUNTO BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO. 
Não se precisa dizer que foi o momento mais sensível do evento com relação aos dois coronéis que mantém uma amizade de mais de cinqüenta anos.
RETIFICADO - Discurso Original de Agradecimento 19/05 - Avô Vicente Venancio Junior


Nobre Amigo Cel. Ventura segue a pedidos o discurso de agradecimentos a toda a Sociedade Veteranos de 1932 - MMDC. Foi muito emocionante. Segue: "Ilustres Senhoras e Ilustres Senhores, boa tarde." Neste momento tão significativo,seria bom refletirmos sobre nossas vidas: o que buscamos? Pelo o que lutamos?
Aos familiares e amigos, digo, a família continua sendo a base incontestável da Sociedade. Agradeço o apoio e a presença. Sejam muito bem-vindos. Presidente da Sociedade Veteranos de 1932 - MMDC - Cel. PM Mario Fonseca Ventura, as homenagens deste dia são ,também, de V. Senhoria. Sempre presente com um sorriso amigo e apoio nas horas difíceis, pois o vosso estímulo e sensibilidade foram as armas desta vitória. O Resgate das Memórias de um Combatente. Nosso Pai, Nosso Avô Vicente Venancio Junior (in. memoriam). Muito obrigado.
Presidente do Conselho Deliberativo Cel.PM Jairo Paes de Lira,Presidente do Conselho Fiscal Dr. Fernando David,Cel. PM. Antonio Carlos Mendes, Diretora Jurídica Maria Lucia Camargo,  Secretário das Medalhas e Tesoureiro Capitão Anizio Araujo, Conselheiros, Presidentes dos Núcleos de Correspondência da Capital, Interior, Litoral , aos demais membros da Diretoria Executiva e Militares presentes, estendo meus agradecimentos mais sinceros pela oportunidade.
Ao Ilustríssimo Comandante do Exercito Constitucionalista Sr. Alfredo Pires, sua força é a nossa força.
A Sra. Marinei Chalub e ao Sr. Wander Chalub, a Artista Plástica Constitucionalista Sra. Camila Giudice e ao Mestre de Cerimônias Sr. Markus Runk , parabéns pelos trabalhos realizados por esta CASA, esta Sociedade. As alegrias e honrarias de hoje também são dos senhores. Não poderia deixar de citar o Nobre Capitão do Exercito Gino Struffaldi (in memoriam) Presidente de Honra desta Casa. Conhecido por sua simpatia nos Corredores do Palácio da Justiça e em Solenidades no Salão dos Passos Perdidos. Em 2009  na outorga do Colar Carlos de Souza Nazareth que o conheci. Foi uma honra. Contudo, falecido em 15 de março do ano vigente. Capitão Gino, descanse em paz junto ao meu querido avô Vicente Venancio e todos os herois de 32.
Ao Nobre Deputado Estadual Major Olímpio Gomes,parabéns pelos trabalhos realizados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e em prol das demandas do MMDC.
Ao Ilustre Tenente Rigueti pela majestosa e sublime condução do pavilhão nesta solenidade. Meus agradecimentos. SENHORES, assim como os Soldados Constitucionalistas, a solenidade hoje não pretende ser somente mais uma formalidade vazia, e sim um modelo a ser seguido, como a luta de 32, por todos que aspiram a um Estado mais forte,próprio e grato, não remediado, mas curado dos males impostos por anos de silêncio e aculturação. Digo, é preciso perpetuar e honrar a memória de todos os nossos combatentes com dignidade e respeito. O LUTO é perpétuo em nossos corações e a causa o motivo que mantém a chama viva da Sociedade MMDC.
Tenho acompanhado a luta árdua do Presidente desta Casa, Cel. PM Ventura, pelo restauro do Obelisco, pela digna pensão das viúvas, Túnel 9 de Julho e outras diversas demandas. Que o Sr. Paulo Emendabilli-vulgo Conde do Obelisco , me perdoe a ausência, mas o restauro não ocorreu por pendengas judiciais distribuídas por ele. A fabrica do DANO MORAL e MATERIAL, mascarado de DANOS AUTORAIS . Falta FREIO MORAL ,falta Caráter. São horrendas as calúnias, injúrias e difamações proferidas contra nosso Presidente. Afinal, Cel.Ventura " OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA..." O Obelisco não é propriedade exclusiva, sequer privativa deste ou daquele, mas um monumento máximo e simbólico dos e aos HEROIS de 32. Entre eles, meu estimado avô Vicente Venancio Junior, o Presidente de Honra da Sociedade MMDC Capitão do Exercito Gino Struffaldi, o Sr. Paulo Lobato (avô da Artista Plástica Camila Giudice aqui presente) e muitos que poderia citar nesta solenidade.
Não queremos mais falar, sequer jogar as palavras e deixar que o vento as espalhe , tampouco aprisioná-las, isso já custou-nos caro. É preciso materializar, humanizar e respeitar os direitos individuais e coletivos de fato. Priorizar a dignidade de nossos idosos. Principalmente, o destino digno de nossos heróis tombados nas trincheiras , mas vitoriosos no idealismo, garra e combate. Agradeço os inúmeros emails e ofícios de amigos que por força maior estão ausentes. Meus eternos professores quando Acadêmico de Direito - Os Presidentes dos Tribunais , Ministério Publico , Defensoria. Em especial aos Constitucionalistas Dr.Ives Gandra Martins, Dr. Faria Oliveira , Dr. Marco Antonio Castello Branco - Secretário Particular do Governador. Sendo assim, faço um breve agradecimento em nome dos agraciados Sra.Irene Jardim Venancio, Sr. Iedo Jardim Venancio e demais homenageados pelas comendas recebidas. Por fim, faço uma menção honrosa ao brilhante Maestro e amigo Antonio Margarido, seu Coral e Orquestra Musicanto, bem como o Sr. Humberto Mello e sua equipe. os fotógrafos e técnicos participantes. Repito, " VIVERAM POUCO PARA MORRER BEM, MORRERAM JOVENS PARA VIVER SEMPRE" Guilherme de Almeida
Finalizo minhas considerações. Ratifico e reitero meus agradecimentos a todos os presentes. Muito obrigado
Thiago De Moraes
Vamos permanecer até tarde na Sociedade, conversando com as quase sessenta pessoas que compareceram nessa cerimônia tocante. Nos meus dezesseis anos de serviços prestados ao MMDC nunca tinha passado por uma situação tão carinhosa como essa, nem no dia de minha posse como presidente da Sociedade.
Meus votos de agradecimento aos irmãos MORAES (THIAGO e CARLA) e seus familiares; os meus diretores que não mediram esforços em cuidar de suas missões; ao TENENTE PM NATANAEL, Presidente do Núcleo MMDC-LESTE, que trouxe o COLAR DA CRUZ DO MÉRITO CONSTITUCIONALISTA para o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, acompanhado do TENENTE PM JOSE FILHO e a CABO ROSALIN. E como batalhadora incansável nesta Sociedade, a nossa funcionária MARINEI. Apesar de estar com parentes doentes, de seus afazeres domésticos, desdobrou-se durante esses últimos dias para que tudo desse certo. Enfim, esta foi uma tarde alucinante, histórica, “fora de serie”, além da imaginação em alguns momentos.    
MARINEI faz a grande gentileza de me trazer até em casa. LUCINDA se encontra na casa do NELSON e da SORAYA, em confraternização com essa família. Passamos ali momentos muito agradáveis também. Mas os meus 75 anos não estão acompanhando o que realmente preciso fazer. Em dado momento as forças físicas impedem de dar continuidade ao exigido.

No Campeonato Brasileiro tinha tudo para ser uma estréia com um belo gol de LUAN. Mas o velho problema da bola parada na área e a cautela excessiva na escalação do time custou caro. Com gol nos minutos finais, a PORTUGUESA arrancou um empate por 1 a 1 e estragou a alegria dos palmeirenses que estavam no gelado estádio do PACAEMBU hoje. FLAMENGO e SPORT, em RECIFE, também ficaram em 1 a 1. Em FLORIANÓPOLIS, o FIGUEIRENSE venceu o NÁUTICO por 2 a 1.

O espanhol RAFAEL NADAL e o sérvio NOVAK DJOKOVIC farão amanhã a final do MARSTERS 1000 de ROMA. Será a segunda decisão do torneio italiano entre os dois melhores tenistas do mundo na atualidade. No ano passado, a vitória ficou com DJOKOVIC. NADAL se classificou para a decisão ao vencer o compatriota DAVID FERRER. Mais tarde, DJOKOVIC derrotou o suíço ROGER FEDERER. A final feminina será entre MARIA SHARAPOVA e a chinesa LI NA, que se classificou por desistência de SERENA WILLIAMS.

Sob ameaça de ficar impedida de celebrar novos contratos com a UNIÃO, a DELTA CONSTRUÇÕES, investigada pela CPI DO CACHOEIRA, também pode perder 1,2 bilhão de reais a receber de contratos em andamento. O valor equivale a parcela não paga de obras federais programadas para sair do papel até dezembro de 2015.

Na semana em que a Comissão Parlamentar de Inquérito do CACHOEIRA patinou, o relator ODAIR CUNHA decidiu subir o tom e reagir às críticas de que será o patrono de uma “pizza”. Para se defender, elaborou documento no qual chama de “circo” CPIs que expuseram “desnecessariamente a vida privada ou mesmo a própria imagem de seus investigados”. E manda um recado aos parlamentares: o roteiro a ser seguido é o plano de trabalho aprovado, “do qual não nos desviaremos ao sabor de disputas político-partidárias”. No documento, garante que vai propor a quebra de sigilo dos parlamentares envolvidos com o contraventor. E avisa que não desistiu de mirar a imprensa.     

Um tremor de terra levou pânico a MONTES CLAROS, no norte de MINAS, às 10:40 horas de hoje. O Observatório Sismológico da Universidade de BRASÍLIA não recebia dados na hora do sismo, mas especialistas acham que foi um dos maiores da história da cidade, que fica em uma falha geológica. “Em um índice a partir da percepção das pessoas, pode ter atingido 4,2 graus na escala RICHTER”, disse o chefe do Observatório, LUCAS BARROS. Os bombeiros receberam cerca de 40 solicitações para vistorias em imóveis que sofreram rachaduras – entre elas, a do Shopping Popular, onde 1,5 mil pessoas estavam na hora do abalo. Alguns moradores sofreram escoriações ao cair de móveis e muros. 

2 013     :     -     DOMINGO
Ainda estou recebendo notícias de PIRACICABA e SÃO PEDRO, a respeito da solenidade de 11 de maio. ÉDSON RONTANI manda imagens do monumento alusivo a Revolução de 32, inaugurado em PIRACICABA em 1938. Nosso comandante do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO, solicitou ao presidente do Núcleo de Correspondência de PIRACICABA essas imagens. Encaminho para ele as mesmas. Quero descansar neste domingo. Já aguardo a difícil semana que teremos pela frente. Já na segunda-feira, dia 20, iremos até o Colégio TOBIAS DE AGUIAR, em SÃO MIGUEL PAULISTA, onde serão entregues as medalhas do Núcleo MMDC-LESTE. No dia 21, almoçaremos no Núcleo “GINO STRUFFALDI”. Na quarta-feira, na Câmara Municipal, assistiremos o ciclo de palestras sobre a FORÇA PÚBLICA nos movimentos revolucionários do BRASIL. Em 23 de maio, como é habitual, comemoraremos o 81º Aniversário do DIA DA JUVENTUDE, no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA; Dia 24 de maio, Entrega do Espadim na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. 

Na preleção antes da final, TITE quase não falou sobre o SANTOS. Enfatizou a festa da FIEL no PACAEMBU na última quarta-feira, apesar da eliminação na LIBERTADORES. Pediu resposta em campo. Assim o CORINTHIANS foi à VILA BELMIRO, arrancou empate em 1 a 1 e conquistou o 27º título estadual de sua história. De quebra, evitou que o rival fosse tetra. A igualdade foi enganosa. O CORINTHIANS jogou de forma organizada durante os 90 minutos. Tinha proposta tática e a seguiu cegamente. O PEIXE era uma massa de jogadores sem qualquer padrão, com a adição de NEYMAR. Exatamente o que mostrou durante todo o torneio. Quando TITE colocou três marcadores para vigiar o camisa 11, o SANTOS parou de jogar. Apesar disso, os donos da casa abriram o placar graças a uma bela finalização de CÍCERO. Vantagem nascida de uma jogada de linha de fundo. Após 26 minutos, era o necessário para o time de MURICY se assentar em campo. Acalmar-se. Não deu tempo. Menos de 120 segundos mais tarde, o CORINTHIANS empatou com DANILO, o símbolo da atual frieza corintiana. Por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, o TIMÃO atuava pelo empate. O adversário precisava ganhar pela vantagem mínima para levar a decisão aos pênaltis. Ou fazer dois gols de diferença para ser campeão no tempo normal. O SANTOS acelerava. NEYMAR, nervoso, deixou o braço levantado em dividida com PAULO ANDRÉ. Ela muita pressa e pouco futebol. O CORINTHIANS começou a criar chances. Acertou bolas na trave. A FIEL esperava o momento de explodir com o segundo gol que, com certeza, seria o decisivo. Este não veio. Não precisou porque a equipe atuou com aquela paixão tática que tem caracterizado os comandados de TITE. Pode faltar brilho. Mas jamais deixa de ser vista a disciplina para preencher os espaços em campo. O PEIXE gastou o segundo tempo fazendo a mesma jogada. Uma que já ganhou contornos quase mitológicos na VILA BELMIRO: o “MURICYBOL”. Pegar a bola na intermediária e levantar na área para ver o que acontecia. Nada, óbvio. Para recompensar a FIEL pelo apoio na hora da dor, o CORINTHIANS precisava ser campeão paulista. Agora estão quites.

De forma bem tranqüila, RAFAEL NADAL derrotou ROGER FEDERER por 2 sets a 0 e conquistou o MASTERS 1000 DE ROMA pela sétima vez. A vitória aumenta fa freguesia do suíço para o espanhol. No total, são 20 vitórias de NADAL contra dez de FEDERER.

O CORONEL PM REYNALDO SIMÕES COSTA disse, hoje, que foram 3.424 policiais militares trabalhando na VIRADA CULTURAL, 350 a mais do que na edição do ano passado. Segundo o coronel, conforme a necessidade durante o evento os policiais se deslocavam para as regiões com mais ocorrências. A PM, porém, não soube dizer quantos policiais militares estavam na Avenida RIO BRANCO no horário do latrocínio, mas reafirmou que o contingente era “suficiente”. A prefeitura disse que mais 1,4 mil CGMs participaram da OPERAÇÃO VIRADA CULTURAL. Sobre os arrastões, CORONEL PM REYNALDO SIMÕES COSTA afirmou que a atuação da PM tinha de ser comedida porque, em caso de uma ação mais enérgica, a repercussão seria ruim entre a multidão e poderia causar ainda mais tumulto entre o público. Ele disse que foram feitas algumas operações com policiais infiltrados, sem uniforme, que ajudaram na identificação e prisão de grupos de criminosos que faziam arrastões. “Não posso dizer que a atuação contra os grupos que praticavam furtos foi a ideal, mas também não é o caso de afirmar que houve omissão. A preservação da vida e da integridade física do público era a missão principal”, disse o coronel. Ele também falou que a quantidade de pessoas que tinha a intenção de roubar não seria tão grande quanto apontou a mídia.
O prefeito FERNANDO HADDAD fez uma avaliação positiva dos 900 eventos da VIRADA CULTURAL 2013, mas lamentou as ocorrências de violência, roubos em arrastões e as duas pessoas mortas, uma delas, ELIAS MORAIS NETO, de 19 anos, foi vítima de latrocínio. O outro teve uma overdose após usar lança-perfume.    

O santista ALBERTO TAMER entrou para o jornalismo por meio da Rádio EXCELSIOR e do jornal “O TEMPO”, em 1952. Também teve passagens pelo “CORREIO PAULISTANO” e “FOLHA DA NOITE”. Mas foi em “O ESTADO DE SÃO PAULO” que o jornalista permaneceu por cinco décadas. Não deixou de escrever para o jornal nem mesmo nas duas vezes nas quais foi adido cultural da imprensa na Embaixada Brasileira em LONDRES, entre 1975 e 1977 e entre 1980 e 1983, convidado pelo então embaixador ROBERTO CAMPOS. Para evitar problemas com o governo militar, passou a assinar com o pseudônimo de ALTINO TAVARES. TAMER também foi comentarista e apresentador nas rádios JOVEN PAN e ELDORADO e nas TVs MANCHETE, SBT e BANDEIRANTES. Na década de 1960, foi convidado para participar da criação do primeiro curso de jornalismo econômico da Faculdade CÁSPER LÍBERO, mesmo sem ter diploma de jornalismo ou de economia. Deu palestras em faculdades durante muitos anos, muitas vezes com professores e alunos de economia na platéia. Entre os livros que publicou, estão “O MESMO NORDESTE” (1968), “PETRÓLEO, O PREÇO DA DEPENDÊNCIA” (1980) e “OS CAMINHOS DO DINHEIRO” (1988). Com seu filho, LUÍS SÉRGIO TAMER, criou um site na web sobre mercado financeiro e Imposto de Renda que chegou a receber mais de 500 consultas diárias, mas acabou sendo desativado no final dos anos 1990. ALBERTO TAMER morreu hoje, aos 81 anos (janeiro de 1932), de insuficiência cardíaca após passar por uma cirurgia no coração. O jornalista foi internado em fevereiro para uma cirurgia no Hospital ALBERT EINSTEIN e há um mês estava no INCOR. “Foi um grande homem, um lutador. O BRASIL deve muito a ele”, disse a viúva LINDA TAMER, com quem TAMER teve três filhos, que lhe deixaram cinco netos. “Ele conseguiu popularizar os conceitos econômicos para que as pessoas não fossem ludibriadas e ajudou a popularizar a economia para que elas pudessem se defender bem nesse campo”, disse o jornalista CELSO MING. O corpo de TAMER foi velado no Cemitério do MORUMBI.

O contador e advogado SÉRGIO APPROBATO MACHADO, natural de RIBEIRÃO PRETO (JULHO DE 1929), foi um dos grandes representantes da classe empresarial contábil, atuante por mais de 50 anos em defesa do segmento. Foi fundador do IBRACON (Instituto Brasileiro de Contadores). Recebeu a Medalha de Prata, nos 25 anos de fundação do instituto, como homenagem aos serviços que prestou à auditoria contábil do país. Entre os diversos cargos que ocupou, APPROBATO foi conselheiro do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), vice-presidente e, depois, presidente da Comissão de Ética e do Exercício Profissional da Asociación Interamericana de Contabilidad. Recebeu da associação o Diploma de Honra ao Mérito Profissional, como o contador de maior destaque, no BRASIL, no ano de 1994. Também foi conselheiro do Instituto dos Advogados de São Paulo. Entre outras homenagens, obteve do CFC o Diploma de Honra ao Mérito Contábil e a Medalha JOÃO LYRA, a maior honraria da profissão contábil. APPROBATO morreu hoje, aos 83 anos. Ele era viúvo e deixa quatro filhos. O enterro será realizado no Cemitério do MORUMBI. O presidente da OAB/SP, MARCOS DA COSTA, enviou condolência à família APPROBATO e destacou o importante trabalho de SÉRGIO na presidência do Conselho Federal e Regional de Contabilidade e no Tribunal de Impostos de Taxas de SÃO PAULO, onde atuou por 20 anos como juiz. “SÉRGIO APPROBATO deixa como advogado e contabilista um legado importante e um exemplo a ser seguido pelas futuras gerações”. “Em nome de toda a minha família, agradeço por todas as manifestações de pesar, carinho e conforto recebidas em virtude do falecimento de meu pai, SÉRGIO APPROBATO MACHADO. A sua passagem por este mundo, com exemplo de humildade e perseverança, motivo de tanto amor, alegria e felicidade, hoje se resume em eterna saudade pela sua ausência”, escreveu em nota SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR, presidente do SESCON (Sindicato das empresas contábeis).     

Um guarda-civil metropolitano morreu por volta das 7 horas depois de ser baleado na cabeça por sua namorada, uma recepcionista de 23 anos. O crime aconteceu na rua NATIVIDADE DA SERRA, no bairro de VILA NOVA CACHOEIRINHA, zona norte de SÃO PAULO. Segundo a SSP, o casal, que se conhecia há cerca de um mês, deixou um bar na madrugada e foi para a casa do guarda-civil DJALMA SANTOS DA SILVA, de 41 anos. Chegando no local, ele mostrou suas armas, uma pistola calibre 380 e um revólver 38, e disse que ela poderia mexer no revólver. A recepcionista, que não teve o nome divulgado, passou, então, a apontar o revólver para a cabeça do guarda-civil, como brincadeira. Ela teria alertado ele que a arma estava com munição, mas ele teria dito que não havia problema. Nesse momento, aconteceu o disparo. A namorada da vítima pediu socorro a vizinhos, que acionaram o resgate e a PM, mas a vítima já estava sem vida. A recepcionista foi presa em flagrante e encaminhada para o 72º Distrito Policial (VILA PENTEADO), onde a ocorrência foi registrada. Em seguida, ela foi levada ao IML, onde foi feito exame de constatação de embriaguez, e ao hospital, porque ela tinha ferimentos nos pés. A suspeita ficará presa na carceragem feminina do 89º DP (PORTAL DO MORUMBI). A arma do crime e a pistola da vítima foram apreendidas, além de um celular da recepcionista. Ela foi indiciada por homicídio simples. 

Morreu hoje de madrugada, em PORTO ALEGRE, a 242ª vítima do incêndio na boate KISS, em SANTA MARIA (RS). A Secretaria de Saúde de PORTO ALEGRE confirmou a morte de MARIANE WALLAU, de 25 anos, às 5:15 horas, no Hospital das Clínicas. No dia 2 de abril, a jovem postou no FACEBOOK que estava se recuperando. “Primeiro dia que consigo escrever aqui, estou me recuperando bem”, escreveu. Quatro vítimas continuam internadas no Hospital das Clínicas. O incêndio na KISS aconteceu na madrugada de 27 de janeiro.

Um bilhete comprado na pequena cidade de ZEPHYHILLS, na FLÓRIDA, ganhou sozinho o prêmio de 590,5 milhões de dólares (mais de 1,2 bilhão de reais) na loteria norte-americana POWERBALL. O valor é recorde nos 21 anos do jogo e uma das maiores premiações lotéricas dos ESTADOS UNIDOS. A cidade de ZEPHYHILLS tem apenas 10 mil habitantes e, até hoje, a identidade do novo milionário não havia sido revelada.

Em rara entrevista concedida a um veículo ocidental – no caso, o jornal argentino “CLARÍN” – o presidente sírio BASHAR AL-ASSAD acusou países do Ocidente – principalmente ISRAEL – de apoiarem os “terroristas” que se rebelaram contra seu governo. “ISRAEL apóia os grupos terroristas de duas formas: dando-lhes apoio logístico e indicando lugares e formas de ataque”. Ele afirmou ainda que acha difícil que o conflito no país tenha uma solução pacífica apesar de um esforço dos ESTADOS UNIDOS e da RÚSSIA para a realização de uma negociação de paz em junho. “Aplaudimos os esforços, mas temos de ser realistas. Eles crêem que uma conferência política deterá o terrorismo na SÍRIA. Isso é irreal”, disse ASSAD. O governante ainda afirmou que não há a menor possibilidade de renunciar à presidência e avisou que vai concorrer à reeleição no pleito programado para o ano que vem. “A renúncia seria fugir. O povo dirá quem fica ou quem deve sair, não os ESTADOS UNIDOS!. Hoje, o premiê israelense, BENJAMIN NETANYAHU, sinalizou a perspectiva de realizar ataques dentro da SÍRIA. Ele não se posicionou explicitamente sobre o assunto, mas sugeriu que ISRAEL estava se preparando para agir em todos os cenários no conflito sírio. “Temos uma política de evitar, como for possível, o vazamento de armas avançadas para o HEZBOLLAH e elementos de terror”, declarou.

A CORÉIA DO NORTE disparou hoje mais um míssil de curto alcance, depois de ter lançado três projeteis iguais no sábado. Segundo a imprensa sul-coreana, o disparo de hoje também ocorreu em direção ao mar do JAPÃO. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, BAN KIMOON, afirmou que está preocupado com os lançamentos da CORÉIA DO NORTE e pediu que novos disparos fossem evitados.

Apesar das polêmicas envolvendo a Receita Federal e um atentado na LÍBIA, o presidente BARACK OBAMA está cada vez mais popular entre os norte-americanos. Segundo pesquisa da CNN divulgada hoje, 53% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente, enquanto 45% desaprovam. Uma pesquisa feita no início de abril dava a OBAMA uma popularidade de 51%.

Um manifestante morreu e vários ficaram feridos hoje, na TUNÍSIA, durante um confronto entre o grupo extremista islâmico ANSAR AL-SHARIA e a polícia. Por conta do conflito, ônibus e metrô pararam de funcionar.    

2 014     :    -   SEGUNDA-FEIRA

segunda-feira, 19 de maio de 2014

PARTICIPAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR NA COPA DO MUNDO


A Polícia Militar do Estado de São Paulo passará a fazer policiamento em quarenta pontos específicos da capital paulista, a partir do dia 20 de maio, em Hotéis, Centros de Treinamento, áreas de festas e vias consideradas alvos potenciais durante a Copa do Mundo.
            O efetivo utilizado será de 4.265 policiais militares, distribuídos em 3 Batalhões Copa. O 1º Batalhão Copa terá 735 policiais que cuidarão da Arena Corinthians. O 2º Batalhão Copa atuará com 2.600 policiais nas Fan Fest, eventos promocionais da Federação Internacional de Futebol, no Vale do Anhangabaú e “Public Views”, shows relacionados à Copa, organizados pela Prefeitura Municipal de São Paulo.
            O 3º Batalhão Copa terá 930 policiais fazendo policiamento nos Hotéis da “família FIFA” e estações da CPTM e Metrô.
Na data de hoje, 19, foram realizadas Reuniões com todo o efetivo que será empregado no Policiamento da Copa para orientações sobre a execução do policiamento. Em um dos pontos de Reunião foram reunidos 2.700 policiais.
            Os pedidos de imprensa e solicitações de imagens e vídeos podem ser direcionados ao e-mail imprensacopa@policiamilitar.sp.gov.br ou imprensapm@policiamilitar.sp.gov.br
            É possível retirar o material no Setor de Assuntos Civis da Escola Superior de Sargentos, à Avenida Condessa Elizabeth de Robiano, 750, Tatuapé – São Paulo/SP.  

 O Núcleo MMDC-LESTE ainda proporcionará outra entrega de Medalha em 29 de maio e também em 5 de junho.
MARINEI diz que o diretor-responsável pelo SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, JOÃO CARLOS DIAS, quer falar comigo. Em contato telefônico solicita a condecoração de pessoas da zona leste no 9 de julho e, também, uma solenidade no mês de agosto. Num segundo telefonema, agora da Assembléia Legislativa, ele acerta com o deputado estadual CORONEL PM ÉDSON FERRARINI que se faça uma cerimônia de aniversário de seu jornal na Assembléia, em 4 de agosto.
A OAB/SP convoca-me para uma reunião amanhã à noite para estudos referentes ao concurso de monografias. Por telefone, a doutora MARIA LÚCIA CAMARGO diz que não poderá estar presente nessa reunião.
A tarde é corrida. Ainda tenho de atender outros telefonemas sobre os eventos de 22 e 23 de maio. Em 22 irei até CAMPINAS e no dia 23 teremos três eventos: pela manhã no Quartel do Comando Geral da PMESP; à noite na Câmara Municipal de São Paulo e na Câmara Municipal de SÃO CAETANO DO SUL. Todos eles dizem respeito ao DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA.
Atendo ainda um amigo do SARGENTO PM FERRÃO, que está doando uma espada de 1932 para o Museu da Polícia Militar.
Muda a temperatura nesta tarde. Chega até a chuviscar. Retorno para casa numa viagem sonolenta.    

Uma família foi mantida refém dentro de casa por mais de duas horas hoje pela manhã. Os dois ladrões se renderam após a chegada da polícia e foram presos. Nenhuma das vítimas foi ferida durante a ação. Os assaltantes entraram na residência, localizada na Rua JOSÉ DOS SANTOS CASTRO, no TREMEMBÉ, zona norte, quando o dono do imóvel, FERNANDO DÉCIO, pesquisador científico, de 55 anos, tirava o carro da garagem para levar a filha adolescente à escola. Eram 6:30 horas quando o drama da família DÉCIO começou. Dentro de casa, os bandidos foram até o quarto da mulher de FERNANDO, que estava dormindo. Uma empregada da família também foi rendida. O dono do imóvel ficou o tempo todo com o revólver calibre 38 encostado na orelha. A casa tem câmeras e portões altos. “Vocês podem perceber que eu tenho todo um sistema de segurança, mas infelizmente precisaria ter o SUPER-HOMEM para evitar isso”, disse FERNANDO ao sair da casa após o sequestro.
Um morador da vizinhança viu os bandidos perto da residência e ligou para a PM. Os policiais cercaram o imóvel. Assustados, os ladrões pediram a presença da imprensa e de familiares para se entregar.
“Eles passaram pela residência domingo à tarde e decidiram “fazer a casa” (gíria deles), mas a vítima se apavorou e não deu tempo”, afirmou o delegado do 20º DP (ÁGUA FRIA), ANTÔNIO DE PÁDUA DE SOUZA.
AIRTON MOURA SOARES, de 31 anos, e ALAN ARMSTRONG DE OLIVEIRA CIRILO, 27, foram indiciados por roubo mediante sequestro, com pena de quatro a dez anos de reclusão, e também receptação de arma de fogo e porte ilegal. ALAN é foragido da Justiça, saiu da prisão no indulto de NATAL e não retornou. O bandido cumpria pena de seis anos e seis meses por roubo. Já AIRTON, que segurava a arma, não tem passagem pela polícia.

SÃO PAULO amanheceu hoje com uma paisagem de EUROPA. Ou, para dar inveja aos argentinos, parte da capital paulista viveu um dia de BARILOCHE, um dos principais destinos turísticos do país vizinho por conta de suas imensas geleiras. Mais de 12 horas após a forte chuva de granizo que despencou do céu no meio da tarde de domingo ainda retiravam o gelo das ruas. Caminhões, tratores e funcionários da Prefeitura trabalharam durante o dia inteiro hoje, principalmente na ACLIMAÇÃO, zona sul. Algumas ruas do bairro viraram ponto turístico. Todos queriam ver a “neve” ou pelo menos brincar com o gelo. Algumas pessoas se aventuraram até a fazer bonecos. O fenômeno, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, é considerado raro e na mesma proporção ocorreu apenas há dez anos. Cerca de 310 toneladas de gelo foram retiradas somente na região da ACLIMAÇÃO. Foram 40 funcionários trabalhando com 20 caminhões basculantes, utilizados para levar o gelo, dois tratores e quatro caminhões-pipa para lavagem do chão. Todo esse gelo foi levado para um terreno na Avenida CRUZEIRO DO SUL.

Após seis meses de interdição, a Ponte GOVERNADOR ORESTES QUÉRCIA, popularmente conhecida como ESTAIADINHA, na zona norte da capital, foi liberada para o trânsito hoje. A via estava fechada desde 17 de novembro do ano passado por conta de um incêndio durante a remoção de 200 famílias sem-teto que ocupavam um terreno da Prefeitura localizado ao lado da ponte. Foram reparadas falhas ocasionadas pelo fogo, que derreteu e queimou as pontas de borracha dos cabos de sustentação. Durante o processo de reintegração de posse, houve confronto com a Tropa de Choque da Polícia Militar. As famílias retiradas do espaço montaram barracas na calçada do Departamento Estadual de Trânsito e algumas continuam no local até hoje. A ponte faz a ligação da Avenida do ESTADO, sentido SANTANA, à MARGINAL TIETÊ, no sentido Rodovia CASTELLO BRANCO.

Parte das obras do Complexo Viário ITAQUERA foi liberada hoje. Cinco novos viadutos sobre a RADIAL LESTE e os trilhos da CPTM e do METRÔ encurtaram a distância entre as áreas NORTE e SUL do bairro. O governador GERALDO ALCKMIN disse que as avenidas LESTE-OESTE e a MIGUEL INÁCIO CURY, além de uma passarela, serão entregues nos próximos dias.

O ministro TEORI ZAVASCKI, do STF, determinou, hoje, que sejam libertados todos os 12 investigados na OPERAÇÃO LAVA JATO, da Polícia Federal, que estão presos. Entre os beneficiados pela decisão estão o ex-diretor da PETROBRÁS PAULO ROBERTO COSTA e o doleiro ALBERTO YOUSSEF. Todos os investigados deverão entregar os passaportes ao Supremo em 24 horas. ZAVASCKI também determinou que sejam suspensas oito ações penais abertas pelo juiz SÉRGIO FERNANDO MORO, da 13ª Vara Federal em CURITIBA, para investigar as denúncias da operação. O ministro entendeu que, em função da presença de parlamentares, que são citados nas investigações, o juizado de primeira instância não pode continuar com a relatoria dos processos. Por isso, deve enviar todos os processos ao Supremo, para que os ministros decidam quem será investigado pela Corte. A decisão foi tomada após o juiz SÉRGIO MORO enviar ao ministro, na sexta-feira, parte da investigação da OPERAÇÃO LAVA JATO na qual o deputado federal ANDRÉ VARGAS é citado. MORO remeteu as investigações ao STF por entender que cabe à Corte apurar a relação entre VARGAS e o doleiro ALBERTO YOUSSEF. O deputado LUIZ ARGÔLO também é citado em outras conversas.
Com a decisão do ministro, também foram soltos os doleiros NELMA KODAMA, presa no aeroporto de CUMBICA quando tentava embarcar com 200 mil euros na calcinha, e CARLOS HABIB CHATER, que fazia negócios com YOUSSEF. Entre os libertados há também um doleiro suspeito de envolvimento com tráfico de drogas.
Deflagrada no dia 17 de março, a OPERAÇÃO LAVA JATO desarticulou uma organização que tinha como objetivo a lavagem de dinheiro em seis estados e no DISTRITO FEDERAL. De acordo com as informações do Controle de Atividades Financeiras, os acusados movimentaram mais de 10 bilhões de reais.

O Ministério Público Federal, no RIO DE JANEIRO, denunciou, hoje, cinco militares reformados pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver do ex-deputado RUBENS PAIVA. O crime foi cometido entre os dias 21 e 22 de janeiro de 1971, nas dependências do DOI (Departamento de Operações de Informações) do 1º Exército, na zona norte do RIO. Os cinco militares também foram denunciados por associação criminosa armada e três deles, por fraude processual. O MPF denunciou o GENERAL JOSÉ ANTÔNIO NOGUEIRA BELHAM (ex-comandante do DOI), e o CORONEL RUBENS PAIM SAMPAIO (ex-integrante do Centro de Informações do Exército) por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e associação criminosa armada. Foram denunciados por ocultação de cadáver, fraude processual e associação criminosa o CORONEL Ref RAYMUNDO RONALDO CAMPOS e os militares JURANDYR OCHSENDDORF E SOUZA e JACY OCHSENDORF E SOUZA. O procurador da República SÉRGIO SUIAMA explicou que as ações que resultaram na prisão e morte de RUBENS PAIVA se enquadram como crimes de Estado. Por isso não há prescrição nem são beneficiados pela LEI DE ANISTIA. A denúncia foi possível depois que o MP localizou documentos na casa do CORONEL Ref PAULO MALHÃES, encontrado morto em abril, um mês depois de admitir a prática de tortura na ditadura militar.

A Delegacia de ABREU E LIMA, na região metropolitana do RECIFE, continua recebendo as mercadorias saqueadas na cidade durante a greve da Polícia Militar na semana passada. Muitas pessoas deixaram os produtos e utensílios espalhados pelas calçadas do município porque não quiseram lear diretamente para a delegacia. No local, as salas estão cheias de eletrodomésticos e eletrônicos que receberam etiquetas com nome, endereço e telefone de quem devolveu. A maioria das pessoas que procura a polícia diz ser pai ou mãe de adolescentes que levaram os produtos. Cerca de 100 lojas foram saqueadas durante a paralisação da PM.

Um homem morreu após a queda de um avião monomotor em uma chácara de SÃO SEBASTIÃO, no DISTRITO FEDERAL, hoje à tarde. Segundo a Polícia Civil, ele era o único ocupante do ultraleve e se chocou no ar com a aeronave conduzida pelo pai, que tem 63 anos. O nome e a idade da vítima fatal não foram divulgados. Responsável pelas investigações, o delegado ÉRITO CUNHA disse que o pai conseguiu equilibrar o outro monomotor e estacioná-lo no Aeródromo BOTELHO. A aeronave foi periciada pela polícia hoje. Em depoimento, o pai contou que o filho tentou fazer uma manobra passando por baixo do ultraleve que ele conduzia, quando ocorreu a batida. As causas do acidente vão ser investigadas.

O motorista de um ônibus que pegou fogo no domingo na cidade colombiana de FUNDACIÓN, provocando a morte de 31 crianças e um adulto, foi detido hoje. Outras 25 pessoas ficaram feridas na explosão, incluindo 24 menores de idade. Uma das hipóteses do acidente aponta que, na hora da explosão, o motorista colocava gasolina no ônibus por meio de um recipiente com combustível de contrabando. Parentes das vítimas tinham atacado a casa do condutor ontem à noite. Outras versões do acidente apontam para falha técnica no veículo.

O presidente da RÚSSIA, VLADIMIR PUTIN, ordenou a retirada das tropas que se encontram perto do território ucraniano e o retorno para suas bases, após manobras em três regiões na fronteira com a UCRÂNIA.           

2 015     :     -     TERÇA-FEIRA
Há dias em que se levanta pessimista. Esse é um deles. Não posso compreender a razão de estar mal humorado. Procuro melhorar com a leitura de minhas memórias.
INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO  COE (COMANDOS E OPERAÇÕES ESPECIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO)
O Governo do Estado investiu R$ 2.976.598 na construção do novo prédio da unidade e compra de equipamentos e mobiliário
O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, inauguraram na manhã desta terça-feira (19) a nova sede do Comandos e Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, subordinado ao 4º Batalhão de Policiamento de Choque.
“O prédio era antigo e apresentava riscos. Este é moderno e vai permitir melhor trabalho, treinamento e descanso a estes policiais”, destacou o governador. Durante o evento, Alckmin e Moraes conheceram as novas estruturas e equipamentos da unidade.
Foram investidos R$ 2.579.504 na construção do novo prédio, que funciona na Rua Sargento Advíncola, no Mandaqui, zona norte da Capital. O Governo do Estado investiu, ainda, R$ 397.094 na compra de equipamentos e mobiliário à sede, que possui 1.198,75 m² de área.
As obras de construção do novo prédio do COE terminaram em fevereiro.
COE
O Comandos e Operações Especiais foi criado em março de 1970, com a finalidade de realizar operações em locais de difícil acesso ou alto risco, cuja amplitude e grau de dificuldade exijam a intervenção de um grupo policial-militar com características táticas e treinamentos especiais.
Entre as atribuições do COE estão operações de resgate de pessoas perdidas em matas, operações que envolvam mergulho em rios e mares, ações de combate ao narcotráfico e ao crime organizado, além de apoio a outros batalhões de Choque.
“É preciso destacar a expertise destes policiais, que representam a elite da Polícia Militar”, ressaltou o secretário Alexandre de Moraes. “Além de atuar na segurança pública, são responsáveis por salvar pessoas em locais onde poucas instituições no mundo conseguiriam chegar”.
A unidade é comandada pelo capitão Ronaldo Cezar Possato Venancio. Junto ao Canil e ao Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), o COE faz parte do 4º Batalhão de Choque da PM.
Produtividade
O COE realizou 292 operações que levaram à apreensão de 42,8 quilos de drogas, 12 armas de fogo e de R$ 127.478,00, de janeiro de 2014 até março deste ano. No período, os PMs da unidade também prenderam 47 pessoas em flagrante e abordaram outras 2.897.
“Em conjunto com o Corpo de Bombeiros, o COE é o principal responsável por salvar pessoas perdidas”, afirmou o comandante geral da PM, coronel Ricardo Gambaroni. “Somente neste ano, 39 pessoas em matas foram resgatadas com ajuda da unidade”.
A equipe realizou, ainda, a vistoria de 240 veículos, escolta de 14 aeronaves e valores e 10 operações em conjunto com Polícia Federal, Receita Federal e Anatel.
Rodrigo Paneghine

Nesta tarde, no Obelisco, recebemos a visita do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Acertamos a participação dele na solenidade que acontecerá amanhã no COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR, à noite. Não posso comparecer nesse evento, pois deverei ir para ATIBAIA, onde teremos mais um encontro com o Núcleo "SOLDADO BENTO SOARES".
O CAPITÃO PM NATANAEL manda para mim os diplomas das medalhas que serão entregues amanhã.
Logo em seguida chega a repórter YASMIN RODRIGUES, da TV MACKENZIE. Traz uma equipe cinematográfica para a tomada de imagens do Monumento Mausoléu e a entrevista que faz comigo sobre o Movimento Constitucionalista de 32. O Professor AGUIAR também comparece para essa reportagem por parte do MACKENZIE. O vídeo que está sendo preparado será apresentado em 9 de julho. Ontem eles estiveram no Museu "MARIA SOLDADO", no COLÉGIO SANTO IVO, na LAPA. O Professor JOSÉ CARLOS BARROS LIMA foi entrevistado.
Mas estamos preocupados com o lançamento da Medalha DRÁUSIO em 21 de maio, na próxima quinta-feira. Também nos preocupa os demais eventos marcados para esta semana: 22 de maio, no Obelisco e 23 de maio, na APMBB. Precisamos que tudo saia a contento. E é sobre isso que a MARINEI conversa comigo no retorno para GUARULHOS. Ela está mais preocupada do que eu a respeito dessas cerimônias. 

A Polícia Civil prendeu, ontem à tarde, no BRÁS, região central de SÃO PAULO, o comerciante JOSÉ ADELMO BARBOSA TRINDADE, 43 anos, considerado um dos principais atacadistas de vendas de cargas roubadas para o nordeste do país.
"SEU BARRIGA" é um dos criminosos mais procurados em SERGIPE, onde cometeu diversas atividades criminosas. Os policiais receberam uma denúncia de que o suspeito fornecia e recebia os produtos de roubo. Durante a prisão, ele apresentou documentos falsos.
O Secretário de Segurança Pública, ALEXANDRE DE MORAES, disse que os donos das grandes empresas de varejo vão conectar imagens dos galpões direto com o COPOM para evitar os roubos. A secretaria também fez um mapeamento dos últimos dez anos de todos os roubos de cargas do estado. "Combater esse crime é minha prioridade", prometeu o secretário.

O Senado aprovou hoje, a indicação do jurista LUIZ ÉDSON FACHIN para ocupar uma cadeira no STF. O advogado gaúcho foi escolhido pela presidente DILMA ROUSSEFF  para ficar na vaga do ex-ministro JOAQUIM BARBOSA, que se aposentou em julho de 2014. FACHIN teve 52 votos a favor e 27 contra - o jurista precisava ter o apoio de, no mínimo, 41 senadores. Apesar da vitória do governo, essa foi a maior rejeição da Casa na história das indicações ao STF.
Na semana passada, FACHIN foi sabatinado pelos senadores na Comissão de Constituição e Justiça, naquela que foi considerada por OMAR AZIZ de "sessão de tortura", e teve o nome aprovado por 20 votos a sete. Foram dez horas e meia respondendo a perguntas. Desde a indicação, FACHIN foi criticado por setores conservadores. No entanto, durante a sabatina, ele afirmou ser contra o aborto, o casamento homossexual e a liberação da maconha.
O nome do advogado do PARANÁ chegou a ser questionado por um parecer técnico distribuído pelo gabinete do senador RICARDO FERRAÇO, ligado ao presidente da Casa, RENAN CALHEIROS. O documento alegava que FACHIN contrariou a Constituição do PARANÁ quando, em 1989, assumiu o cargo de procurador de justiça enquanto atuava como advogado particular.
Antes de votar a indicação de FACHIN, o presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, decidiu iniciar em primeiro lugar a votação de dois indicados para embaixadores no exterior. RENAN negou os pedidos dos líderes do governo para inverter a pauta e disse que conduziria a votação com "isenção".
Até hoje, GILMAR MENDES figurava como o ministro que teve mais votos contra no Senado. Em 2002, no último ano do governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, MENDES foi alvo de campanha do PT, mas teve indicação aprovada por 57 a 16. ROSA MARIA WEBER (57 a 14) e DIAS TOFOLI (58 a 9), este último com ligações históricas com o PT compõem a lista dos outros ministros mais contestados. Nunca um ministro indicado pelo presidente teve seu nome rejeitado pelos senadores.

2 016    :     -     QUINTA-FEIRA
Muito frio e chuvisqueiro nesta quinta-feira. Na sala que foi cedida à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, MARINEI CHALUB trabalha muito nesta manhã. Ela foi para lá bem cedo e quer acertar tudo para as solenidades que teremos amanhã (Entrega do COLAR DA VITÓRIA) e na segunda-feira (dia 23, no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, em dois horários, 9 e 15 horas).
Vou para esse local somente por volta das 14 horas. Assino todos os diplomas relacionados com essas datas. Recebemos os apoios do WILLIAM MASCARENHAS e RODRIGO GUTEMBERG, que comparecem para ajudar a MARINEI junto ao Conselho de Honrarias e Mérito. Apesar do mau tempo, não vemos as horas passar. Aos poucos, vamo-nos adaptando ao novo modo de trabalhar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, recuperando muita coisa que deixamos de fazer no OBELISCO por não termos uma estrutura adequada.
Alunos sargentos da ESCOLA SUPERIOR DE SARGENTOS estão marcando a data de 17 de junho para a realização de uma solenidade naquela Casa de Ensino. Pretendem entregar a Medalha Constitucionalista nessa oportunidade. Possivelmente tenhamos um núcleo da Sociedade na ESS.

O deputado federal afastado EDUARDO CUNHA aproveitou seu depoimento no Conselho de Ética da Câmara, hoje, para criticar a decisão do Supremo Tribunal Federal que o tirou do comando da Casa. Em mais de sete horas respondendo perguntas dos colegas, voltou a negar ser dono de contas bancárias no exterior e afirmou não ter indicado um alfinete para o governo interino de MICHEL TEMER.
Após o término do depoimento, garantiu que já nesta segunda-feira voltará a frequentar a Câmara, em uma clara afronta ao STF, que o afastou alegando que o peemedebista usa suas funções para obstruir o processo na Casa e na Justiça.
"Eu vou frequentar a Câmara. Estou suspenso do exercício do mandato, mas não de frequentar a Câmara. Vou frequentar. Vou para meu gabinete pessoal. Segunda-feira vocês me encontram no gabinete 510", disse CUNHA.
O procurador-geral da República, RODRIGO JANOT, evitou comentar eventuais consequências da decisão de CUNHA. "Problema dele", respondeu.
O presidente do Conselho de Ética, JOSÉ CARLOS ARAÚJO, desafeto do peemedebista, disse que a ordem do Supremo é clara e não há dúvidas sobre ela. "Das duas uma: ou ele não vai respeitar a decisão da Corte maior, que o suspendeu das atividades parlamentares. Entendo que, se ele for para seu gabinete, ele voltará às suas atividades parlamentares. Ou ele está com alguma informação do Supremo e também da presidência da Casa", disse.
O deputado CHICO ALENCAR, ferrenho crítico de CUNHA, também entende que voltar à Câmara é desrespeitar o STF. "Esse anúncio desrespeita a decisão do STF. Só não estará despachando como presidente, mas terá todas as outras funções como parlamentar: gabinete, motorista, casa luxuosa".
Já o relator do processo que poderá resultar na cassação de CUNHA, MARCOS ROGÉRIO, que também vem se desentendo com CUNHA, teve opinião distinta. "Na decisão que o afastou do mandato, eu não vi consignada a proibição de frequentar a Casa. Obviamente, se está afastado da presidência, sob a alegação de que estaria interferindo no processo, isso tem de ser analisado".
EUA e Alemanha acabam com a arruaça diplomática e politiqueira de Venezuela, Bolívia e Cuba que, junto de Dilma e Lula estão ainda falando que Dilma sofreu um 'golpe de estado no Brasil'.
Com as declarações de importantes membros dos dois países, na área das relações exteriores, Dilma fica conhecida mais uma vez como uma baita mentirosa, bem como, no mesmo patamar de enganadores ficam os comparsas comunistas latinos.
EUA
O embate entre partidários de Dilma Rousseff e defensores do impeachment sobre se o processo de destituição é ou não "golpe" se trasladou de vez às esferas diplomáticas no exterior. Uma semana depois de Dilma ser afastada pelo Senado, a OEA (Organização dos Estados Americanos) foi o palco para que EUA, Argentina e Paraguai se confrontassem com as visões de Bolívia e Venezuela. Pela primeira vez, um diplomata norte-americano foi menos protocolar e cauteloso sobre a crise brasileira. O embaixador interino dos EUA, Michael Fitzpatrick, afirmou que "o que está ocorrendo no Brasil foi feito seguindo o processo legal e respeitando a democracia".
Fitzpatrick, questionado pela agência EFE, foi ainda mais claro: “Não acreditamos que seja um golpe de Estado suave ou de qualquer tipo.
O que ocorreu no Brasil seguiu o devido processo legal constitucional, respeitando completamente a democracia”.
Barack Obama não telefonou ao colega interino Michel Temer e a ideia da Casa Branca é manter a discrição até que que o processo de impeachment passe por sua última etapa no Senado.
Na reunião da OEA, Argentina e Paraguai, sócios do Brasil do Mercosul, repetiram discurso semelhante ao do representante de Washington, enquanto a aliança mais à esquerda liderada pela Venezuela se alinhava à tese de Dilma Rousseff, que classifica o processo de "golpe".
ALEMANHA
do outro lado do Atlântico, a Alemanha também foi instada a se manifestar. Questionado por um repórter, Martin Schäfer, porta-voz do Ministério do Exterior da Alemanha, afirmou seu Governo não se deixa levar por "jogos de palavra e formulações simples desse tipo". Schäfer afirmou que o Governo trabalha com o interino e frisou que o Brasil é o maior parceiro da Alemanha na América Latina. O uso da palavra "golpe" para designar um processo de impeachment que considera sem base legal -obrigará a própria presidenta afastada, Dilma Rousseff, a se explicar em dez dias ao Supremo Tribunal Federal sobre o termo. A interpelação foi feita por partidos de oposição e aceita pela ministra do STF, Rosa Weber. Dilma argumenta que o atraso feito a um pagamento ao Banco do Brasil e decretos para aumentar verbas em 2015 fora da meta fiscal, os dois crimes de que é a acusada no impeachment, não configuram crime de responsabilidade e que, portanto, o Congresso a afastou de maneira ilegal e ilegítima. (Com informações de El País)

Uma bomba detonada por terroristas é a principal hipótese para a queda do avião que transportava 66 pessoas de PARIS, na FRANÇA, ao CAIRO, no EGITO. Entre os passageiros havia uma criança e dois bebês. A aeronave, da companhia ETYPTAIR, desapareceu do radar nesta madrugada, antes de entrar no espaço aéreo egípcio.
De acordo com o ministro da Aviação do país, SHERIF FATHY, um ato terrorista é mais provável do que uma falha técnica. "Se analisar a situação adequadamente a possibilidade de um ataque terrorista é maior do que a possibilidade de ter um problema técnico", disse FATHY;
À tarde, o vice-presidente da Companhia, AHMED ADEL, afirmou que foram encontrados destroços do AIRBUS A320 da empresa no mar, próximo ao local do desaparecimento. Porém, as autoridades da GRÉCIA, que fazem junto com o EGITO e a FRANÇA as operações de busca, negaram a informação.
À TV estatal grega, o chefe da Comissão de Segurança Aérea do país, ATHANASSIOS BINIS disse que "uma análise dos itens descobertos mostrou que não pertence a uma aeronave". Entre os objetos estão coletes salva-vidas e materiais de plástico brancos e azuis, exatamente as cores da EGYPT AIR, conforme um representante do governo egípcio. Os gregos não confirmaram as cores.
O presidente francês FRANÇOIS HOLLANDE insistiu que não se deve excluir nenhuma hipótese, incluindo terrorismo, e disse estar em contato com as autoridades gregas e egípcias para enviar aviões e navios para participar dos esforços de busca. "Nós temos de ter certeza de que sabemos tudo sobre as causas do que aconteceu. Não está excluída nenhuma hipótese", afirmou o presidente.
O ministro da Defesa grego, PANOS KAMMENOS, explicou que o AIRBUS mudou de rota abruptamente antes de despencar, fazendo um giro de 90 graus à esquerda e depois 360 graus à direita. Os pilotos, porém, não pediram ajuda.
Em outubro de 2015, um AIRBUS A321 operado pela METROJET da RÚSSIA caiu no SINAI, matando todas as 224 pessoas a bordo. O ESTADO ISLÂMICO assumiu a autoria do atentado, à bomba.    

2 017     :    -     SEXTA-FEIRA.
Publicação no DIÁRIO OFICIAL:
Transferindo para reserva a pedido, nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 813/96, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e Portaria PM1-6/02/14, de 19-8-14, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-16, o Cel PM 830532-3 Gilberto Hernandes Júnior - CPC - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP- 1710/17 - Pr. 8.427.601/17). Despacho da Diretora, de 10-5-2017

MARINEI CHALUB merece um elogio pela sua atuação como secretária da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ontem, esteve em ATIBAIA, à noite, e hoje, já por volta das 6:30 horas, está chegando em GUARULHOS para uma viagem até SOROCABA. Tempo chuvoso e frio.
Mas um fato muito desagradável vai acontecer antes mesmo de se tomar a VIA DUTRA. A vizinha da MARINEI, na casa que ela tem em GUARULHOS e que foi obrigada a deixar por causa da péssima vizinhança, no PARQUE MIKAIL, comunica que estão entrando ladrões na residência. Isso deixa a MARINEI desnorteada, mas pronta a tomar todas as iniciativas necessária. Comunica, de imediato, para o seu marido, CABO PM WANDER, que se põe a caminho de GUARULHOS.
A radiopatrulha local é avisada e se desloca para a Rua JOSÉ VILANO, 183, no PARQUE MIKAIL, um dos piores locais deste município. Proponho à MARINEI desistir da viagem a SOROCABA. Ela não concorda. Nessa situação, continuamos a viagem. A polícia militar de GUARULHOS faz a sua parte e o CABO PM WANDER também chega ao cenário do crime.
Os marginais já tinham abandonado o local e furtaram alguns objetos da casa.
Com essa preocupação, chegamos ao quartel do CPI-7 – SOROCABA. Somos recepcionados pelos oficiais da Unidade. Logo chega a homenageada, ZULEIKA SUCUPIRA, que participou da Revolução Constitucionalista de 32. Ela é a primeira promotora da AMÉRICA LATINA.
Comparecem também o Presidente do Tribunal de Justiça Militar, JUIZ SÍLVIO HIROSHI OYAMA, Professor ADILSON CÉZAR, bem como autoridades locais. O CORONEL PM ANTÔNIO VALDIR GONÇALVES FILHO, Comandante do Policiamento do Interior 7 – SOROCABA, preside uma reunião de valorização do policial militar, mas o ponto principal do evento é a homenagem à uma das sobreviventes de 1932, que tem 104 anos. É comovente a entrega da MEDALHA MMDC a ela. O JUIZ SÍLVIO conhece-a de longa data e faz uma alocução brilhante a seu respeito.
A chuva atrapalha muito a solenidade, mas muita gente se faz presente a essa cerimônia.
Zuleika, a pioneira da promotoria Disposta a enfrentar preconceitos, ela se tornou a primeira mulher admitida no Ministério Público (JOSÉ MARIA TOMAZELA – O ESTADO DE SÃO PAULO – 10 de maio de 2009).
"Tenho suco e vinho do Porto, mas tome suco, porque você está trabalhando." A frase não deixa dúvida. Estamos diante de uma promotora pública. E não qualquer uma. Hoje com 97 anos, Zuleika Sucupira Kenworthy foi a primeira mulher a ingressar no Ministério Público, numa época em que a carreira era exclusivamente masculina. Pioneira em São Paulo, no Brasil e na América Latina, foi também a primeira procuradora do Estado. Forte, lúcida e um pouco surda - conversa de frente para ler os lábios do interlocutor -, seus olhinhos vivos e esverdeados brilham com as lembranças dos 32 anos de promotoria - dez nos "cafundós" do interior. Quando foi transferida, ficou sabendo que as mulheres proibiam os maridos de falar com ela. "Achavam que advogada não era boa coisa, era mulher livre." Em Martinópolis, teve de intervir na briga do juiz com um tabelião. "O juiz socou o tabelião e o ameaçou com uma arma." Em Pirajuí, ajudou a pôr na cadeia outro juiz que se envolvia com menores. Em Piraju, enfrentou sozinha 200 trabalhadores rurais que pretendiam saquear a cidade por não receber salário. "Pus o revólver na bolsa e fui de caminhão à fazenda onde estavam armados com porretes. Tomaram um susto. Mostrei que o dinheiro estava no fórum." Zuleika não precisava passar por isso. Os Kenworthy, industriais de Manchester, Inglaterra, tinham vindo ao Brasil fundar um império têxtil, mais tarde conhecido como Companhia Nacional de Estamparia. Ela nasceu rica, cresceu bonita e culta, falava várias línguas. E decidiu enfrentar o preconceito. "Promotor era profissão de homens, mas era o meu sonho." Formada na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco com boas médias, ela prestou concurso três vezes. Na primeira tentativa, fez uma prova tão boa que um dos examinadores ficou desconcertado. "Ele não esperava aquele desempenho de uma mulher." Não entrou. No segundo concurso, com 12 vagas, ficou em 13º lugar. "Diziam para desistir, mas disse: Vou conseguir, nem que seja com 60 anos?." No terceiro, foi perfeita. "Quando vi meu nome na lista, quase explodi de alegria." Depois de aprovada, ainda teve de ouvir de um procurador que, se ele estivesse na banca, ela não teria passado. "Respondi: o senhor ainda vai ver como uma mulher pode ser bom promotor. Era João Batista de Arruda Sampaio, que depois se tornou um grande amigo."
HISTÓRIA Tudo começou na Inglaterra do século 19. Com a saúde abalada pelo clima frio, o avô John Kenworthy decidiu vir ao Brasil com um amigo. "Desembarcaram no Rio, em plena epidemia de febre amarela. O amigo tratou de voltar, mas meu avô ficou." Após montar fábricas de tecidos para outros empresários em Tatuí e Jundiaí, onde ela nasceu, ele decidiu construir a sua, em Sorocaba. "É a fábrica Santo Antônio, que ainda existe. Ele fez tudo, desde o alicerce." Na sala com móveis franceses elegantes, que acompanham a família há 80 anos, ela vai lembrando dos detalhes. Quadros de artistas famosos dividem a parede com retratos e diplomas, como um entregue por d. Pedro II a Carolino Bolivar d´Araripe Sucupira, seu avô materno. "Ele o ganhou após lutar com bravura na Guerra do Paraguai." A casa da aposentada, de estilo inglês, fica imersa num jardim que faz fundos com a casa da sobrinha, Monica. É quase uma mansão, mas seu patrimônio veio da família, não dos 32 anos de Ministério Público. Com a morte do pai, George, em 1921, a mãe de Zuleika, Mary Powell Kenworthy, se mudou para São Paulo com os sete filhos. Ela morava na Aclimação e estudou num colégio interno. "Quis ser promotora de tanto ver fitas de júri. Quando o filme estava quase terminando, o advogado descobria algo e soltava o réu. Saía danada de raiva do cinema." Na profissão, ajudou a condenar muitos bandidos, mas nunca foi ameaçada. "Conversava com eles, tentava ajudá-los. Perguntava se estavam com raiva da promotora, eles diziam que não." Em 1954, já trabalhando em São Paulo, passou a ser curadora de menores. "Tinha só um promotor, eu era auxiliar. Atendíamos mais de 20 crianças por dia, envolvidas em todo tipo de problema." Na época, todo adolescente que praticava delito no Estado era internado em São Paulo. "Tínhamos depósitos de menores. Os guardas eram pessoas que estavam prestes a se aposentar e não queriam problema. Os menores saíam à noite para roubar e voltavam de madrugada. Falei ao promotor: não podemos continuar desse jeito. Ele disse que não dava para fazer nada, mas eu respondi. Se a gente não fizer nada agora, vai arcar com as consequências na frente." Foi assim que São Paulo criou o recolhimento provisório para infratores de 14 a 18 anos e o serviço social de menores. Ela se lembra bem do Joinha, um garoto que assombrava a capital. "Malvado, ele roubava, destruía. Era especialista em atacar postos de gasolina. Rendia o guarda, amarrava e jogava no mato mais próximo." Um dia ela soube que o adolescente havia sido levado ao fórum e mandou que o trouxessem à sua presença. "Ele tinha oito nomes falsos. Pedi que tirassem as digitais. Descobri que ele não tinha 14 anos como dizia, mas 17. Aí falei que, na próxima, iria para o xadrez. O moleque sumiu." Seu trabalho foi reconhecido: em 1963, representou o Brasil no encontro sul-americano sobre criminologia e prevenção da delinquência promovido pela Organização das Nações Unidas. Dois anos depois, foi convidada para o congresso da ONU sobre o tema em Estocolmo, Suécia. "Paguei minha passagem", lembra. Na última sessão, escolhida para fazer o relatório final, surpreendeu os presentes discursando em francês. Zuleika também dirigiu o Instituto Latino Americano de Criminologia em São Paulo. Após se aposentar, em 1978, três anos após ser promovida a procuradora da Justiça, dedicou-se à música, como regente de corais na Basílica do Carmo, na Paróquia de Santo Agostinho e na Igreja de Sant''Ana, no Alto da Boa Vista. Também seguiu prestando assistência judiciária gratuita no Fórum de Santo Amaro. Depois vieram as honrarias: o Colar do Mérito Judiciário, o Colar do Mérito Institucional do Ministério Público paulista, convites. Atualmente ela se dedica a montar, numa ampla sala de sua casa, um quebra-cabeças com 5 mil peças. "É recomendação médica. Para estimular o cérebro", explica. Há pouco tempo também conseguiu realizar um sonho de criança: ser escoteira. Foi admitida em 2003, numa solenidade no Batalhão da PM de Sorocaba. "Estava de uniforme completo, inclusive as calças curtas. E o prefeito me entregou o lenço azul e vermelho." Engana-se quem pensa que a roupa foi para um baú. "Está pronta para ser usada."
Deixando o CPI/7, passamos por um restaurante para saborear as tão decantadas coxinhas de SOROCABA. MARINEI está amargurada com o furto à sua residência. Agora avalia os objetos que os bandidos surrupiaram da casa. O WANDER está no local e procura achar os ladrões.
Após enfrentar um trânsito muito ruim na entrada da cidade de SÃO PAULO, vamos passar pela ROTA. Conversamos com o MAJOR PM CÁSSIO, Comandante Interino, solicitando a ele que viaturas passem pelo PARQUE MIKAIL, lugar de bandidos. Ele promete fazer isso. Está com visitas de oficiais da PARAÍBA.
Vamos depois para o MUSEU MILITAR. O GABRIEL trabalha em torno dos eventos marcados para o dia 23 de maio. Serão duas solenidades no DIA DA JUVENTUDE. Recebemos a visita do SUBTENENTE CLEMENTE. Por volta das 16 horas, depois de um dia conturbado, retornamos a GUARULHOS.
MARINEI comportou-se de maneira profissional exemplar. Não se deixou abater pelo furto de sua casa. Mostrou-se forte em sua atuação. Está pronta para enfrentar a maratona de eventos da semana que vem. Viajaremos a ARARAQUARA e JUNDIAÍ na segunda-feira, dia 22; teremos as comemorações do DIA DA JUVENTUDE no dia 23; sessão solene na Assembléia Legislativa na quarta-feira e uma viagem ao RIO DE JANEIRO no dia 25. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC está atuante e com enorme prestígio perante ao público paulista e paulistano.

Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta sexta-feira, 19, um habeas corpus impetrado pelo advogado Samuel José Orro Silva, de Taubaté, que pedia a suspensão de um inquérito instaurado contra o presidente Michel Temer.
Crimes diversos
O presidente é investigado por corrupção passiva, obstrução de justiça e participação em organização criminosa com base na delação da JBS.
Barroso reage firme
“No caso de que se trata, não enxergo nenhuma ilegalidade flagrante ou abuso de poder que autorize a concessão do pedido. Seja porque a leitura da inicial não evidencia risco atual ou iminente à liberdade de locomoção do paciente, seja porque a parte impetrante deixou de acostar aos autos elementos mínimos que pudessem comprovar as suas alegações”, escreveu Barroso.

Após o Supremo Tribunal Federal ter aceitado o pedido do procurador-geral da República, RODRIGO JANOT, para abrir investigação contra o presidente, MICHEL TEMER já esboça sua estratégia de defesa: desqualificar a denúncia e processar, posteriormente, os irmãos BATISTA, donos da JBS.
JANOT entende que TEMER cometeu três crimes: organização criminosa, corrupção passiva e obstrução de Justiça.
“Os elementos de prova revelam também que alguns políticos continuam a utilizar a estrutura partidária e o cargo para cometerem crimes em prejuízo do Estado e da sociedade. Com o estabelecimento de tarefas definidas, o núcleo político promove interações diversas com agentes econômicos, com o objetivo de obter vantagens ilícitas, por meio da prática de crimes, sobretudo com corrupção”.
Os empresários JOESLEY e WESLEY BATISTA entregaram à PGR gravação em que o peemedebista, na visão de JANOT, dá aval para comprar o silêncio do ex-presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, e do seu operador, o doleiro LÚCIO FUNARO, conforme antecipou o jornal O GLOBO. Ambos estão presos pela OPERAÇÃO LAVA JATO.
Na mesma investigação são alvos do inquérito, o senador AÉCIO NEVES e o deputado federal RODRIGO LOURDES, os quais foram afastados de suas funções.
Contratado para fazer a defesa do presidente, o criminalista ANTÔNIO CLÁUDIO MARIZ DE OLIVEIRA entende que a gravação entre JOESLEY e TEMER “parece que foi coisa preparada”. A entrevista foi publicada pela colunista MÔNICA BÉRGAMO, da FOLHA DE SÃO PAULO.
O advogado se reuniu com TEMER na noite de quinta-feira, pouco depois de o presidente bradar que não vai renunciar, e hoje, no PALÁCIO DO JABURU. Segundo MARIZ, JOESLEY gravou a conversa “para provocar (o peemedebista) e fazer delação premiada”. “Ele lançou uma infâmia sobre o presidente e foi embora do país”, afirmou.
Logo após fechar o acordo de delação premiada coma Procuradoria, JOESLEY viajou para NOVA YORK. E um dia antes de a delação ser divulgada na imprensa, a JBS comprou dólares. No dia do vazamento, o real desvalorizou e a moeda norte-americana subiu.
Na visão do criminalista, os benefícios da delação “são inusitados e inusuais”, uma vez que os passaportes dos irmãos foram mantidos e eles estão se mudando para os ESTADOS UNIDOS. “Causaram prejuízos institucionais e morais ao BRASIL, mas tiveram ganhos, comprando dólar na baixa e comprando ações da própria empresa por preços mais baixos”, disse MARIZ.
O advogado entrará com petição no STF pedindo cópias do inquérito na CORTE contra TEMER.
O PALÁCIO DO PLANALTO está cauteloso, inclusive para um próximo pronunciamento do chefe do Executivo. Durante todo o dia, os telejornais reproduziram os vídeos das delações de JOESLEY e do ex-diretor da JBS RICARDO SAUD.
Ao tomar conhecimento de todo o conteúdo das delações da maior produtora de proteína animal do mundo, a estratégia de defesa será sacramentada. Resta saber se o presidente se mantém no cargo até lá. Os pedidos de impeachment aumentam e a base de apoio partidária está esfarelando.

RODRIGO JANOT, em seu pedido, cita o plano de TEMER e AÉCIO NEVES para aprovar a lei de abuso de autoridade, anistia geral a políticos acusados de praticar caixa dois e trocar delegados da Polícia Federal para atrapalhar inquéritos já em tramitação contra parlamentares e ministros acusados de corrupção.
A acusação se baseia na gravação em que AÉCIO conta para JOESLEY conversas que teria tido com o presidente da Câmara, RODRIGO MAIA e MICHEL TEMER para acabar com o que ele classifica de “merda” do projeto das dez medidas de combate à corrupção, elaborado pelo Ministério Público
A Polícia Federal grampeou dois telefones do senador e pegou conversas do tucano com o ministro do STF GILMAR MENDES.
O tucano fez um pedido para que o ministro ligasse para um outro senador pedindo apoio ao projeto de abuso de autoridade. AÉCIO diz que o ministro poderia ajudar na votação falando com o senador paraense FLEXA RIBEIRO, GILMAR diz que fará ligação e relata já ter falado com os senadores  ANTÔNIO ANASTASIA e TASSO

Um dos pivôs da bomba que caiu no Palácio do Planalto na última quarta-feira, o deputado afastado RODRIGO ROCHA LOURES, chegou hoje de manhã ao BRASIL. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de GUARULHOS, na região metropolitana, por volta das 6:10 horas, procedente de NOVA YORK. LOURES foi citado em delação premiada do empresário JOESLEY BATISTA, dono da JBS, homologada pelo STF.
A presença dele  causou confusão no aeroporto. Algumas pessoas gritaram “ladrão” ao vê-lo no saguão. “No momento adequado darei as manifestações, na hora adequada”, disse, assim que saiu do local.
No aeroporto de NOVA YORK, ele disse a um jornalista que falaria no BRASIL. Porém, ao desembarcar, fugiu da imprensa e entrou em um táxi.
De acordo com matéria publicada pelo jornal O GLOBO na última quarta-feira, em encontro gravado em áudio pelo empresário, o presidente MICHEL TEMER teria indicado o deputado como interlocutor para solucionar um problema da JBS. Posteriormente, ROCHA LOURES teria sido filmado recebendo 500 mil reais enviados por JOESLEY BATISTA.
LOURES foi o primeiro a desembarcar, com o auxílio da equipe da empresa aérea. Na quinta-feira, o ministro do Supremo ÉDSON FACHIN determinou o afastamento de ROCHA LOURES do cargo de deputado, mantendo as prerrogativas como o foro privilegiado.
O parlamentar é suplente de OSMAR SERRAGLIO, que deixou a Câmara para assumir o Ministério da Justiça. Até março deste ano, ele trabalhava como assessor especial da Presidência da República.

A filha de Silvio Santos, a apresentadora Patrícia Abravanel, teria participado de um jantar de negociação de propina para a campanha de seu sogro, Robinson Faria (PSD-RN), eleito governador do Rio Grande do Norte, em 2014. A informação foi dada pelo delator Ricardo Saud, diretor da JBS, e consta no vídeo divulgado nesta sexta-feira (19), conforme noticiou o site do jornal “Estadão”.
Segundo o delator, o jantar aconteceu na casa de Joesley Batista, um dos proprietários da JBS. Patrícia acompanhava seu então noivo, o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN).
Elegância e corrupção
“Foi um jantar muito elegante até. Foi o Fábio Faria com a noiva dele, a Patrícia Abravanel, filha do Silvio Santos. Foi o Robinson Faria com a esposa dele, nós todos com as esposas, tal, para tratar de propina. Até bacana, né? Todo mundo com as esposas para tratar de propina”, disse Saud.
SBT não quer falar
A reportagem do “Estadão” entrou em contato com a assessoria de Patrícia Abravanel, que afirmou que não comentará o assunto. O SBT, por sua vez, disse que não fala da vida pessoal de seu casting.

O cantor, apresentador e radialista Kid Vinil morreu na tarde desta sexta-feira (19) em São Paulo, depois de passar mais de um mês internado. Ele passou mal depois de um show em Conselheiro Lafaiete (MG), e foi levado a um centro médico da cidade.
KID VINIL foi transferido de helicóptero para o Hospital da Luz, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. Em seguida, foi para o Hospital TotalCor, onde morreu. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do TotalCor.
Kid Vinil era diabético e sofreu uma parada cardíaca no dia 16 de abril. Ele chegou a ser colocado em coma induzido.
Antes de passar mal, Kid Vinil cantava com outros artistas dos anos 1980, como Kiko Zambianchi e Ritchie, em um clube de Conselheiro Lafaiete. Nos últimos dias, amigos afirmaram nas redes sociais que o quadro do cantor tinha se agravado e pediram orações por sua recuperação.
Hits nos anos 80
Antônio Carlos Senefonte nasceu em Cedral, no interior de São Paulo, em 10 de março de 1955. Com o apelido Kid Vinil, ele se destacou com trabalhos como cantor, radialista, jornalista, VJ e DJ.
Kid ganhou fama no cenário do rock nacional nos anos 80 com a banda Magazine, anteriormente chamada de Verminose. Ted Gaz, Lu Stopa e Trinkão completavam o grupo.
O Magazine lançou hits como "Tic Tic Nervoso", “Sou Boy” e “A Gata Comeu”. O quarteto encerrou suas atividades definitivamente em 2004. Kid saiu e retornou para a banda várias vezes, sempre com projetos musicais paralelos.
Em uma dessas idas e vindas, criou o projeto Kid Vinil e os Heróis do Brasil. Retornou pela última vez ao Magazine em 1998. Ainda na parte musical, ele se dedicou ao projeto Kid Vinil Xperience, em 2005. Seu último trabalho, o EP Kid Vinil Xperience, foi lançado em 2014.
MTV E TV CULTURA
Kid também teve projetos voltados para a TV. Em 1987, o cantor participou do programa “Boca Livre”, na TV Cultura. De 1989 a 1993, apresentou o “Som Pop”, da mesma emissora.
Ainda nos anos 1990, tornou-se VJ da MTV, onde trabalhou de 1999 a 2001. Entre os programas que participou na emissora estava o “Lado B”, voltado para a música alternativa.
Em 2008, lançou o livro "Almanaque do Rock", que contava um pouco da trajetória do rock desde os anos 1950. Tinha planos de escrever mais um livro.
DJ E RADIALISTA
No último anos, atuou como DJ em festas por todo o Brasil, trabalho que desenvolvia desde a década de 1980, além de comandar um programa semanal na Rádio Rock 89FM (SP), desde 2015.
No mesmo ano, teve sua história contada na biografia “Kid Vinil: um herói do Brasil”, escrita pelo jornalista Ricardo Gozzi e pelo guitarrista e produtor musical Duca Belintani.

                                                               

Nenhum comentário: