quarta-feira, 7 de junho de 2017

4 DE JUNHO DE 2017 - DOMINGO




D I A     Q U A T R O      DE      J U N H O       DE      2 017       -     D O M I N G O.
80 anos, cinco meses e 8 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
DIA 331º DO ANO 67º - MÊS 11º
59 ANOS NA PMESP.
58 anos e 115 dias da ESCOLA DE OFICIAIS – 21 156 dias – 504 124 horas.
53 anos e 272 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
29 anos e 85 dias no Posto de Coronel – 350 meses e 23 dias
5 anos e 333 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 208 dias  CORONEL - 25 anos e 173 dias na reserva.
11 392-668 072                          11 208-262 540                             10 934-256 120.
DIA DE SANTA CLOTILDE. Esposa de CLÓVIS, rei dos FRANCOS, graças a suas orações e a seu zelo apostólico conseguiu a conversão do marido e de todo o reino.
DIA DE SÃO CRISPIN. Nasceu em VITERBO, na ITÁLIA, em 1668. Seus pais morreram muito cedo. Foi educado pelos jesuítas, mas ingressou no noviciado franciscano depois de ser despertado pela piedade dos jovens noviços. Em sua família religiosa, serviu na cozinha, na horta, na enfermaria e pedindo esmolas. Foi o primeiro santo canonizado pelo PAPA JOÃO PAULO II, que destacou sua alegria e pureza de coração.
DIA DE SANTO OPTATO DE MILEVA. Foi contemporâneo de SANTO AMBRÓSIO, SÃO VALERIANO DE AQUILÉIA, SÃO FILASTRO DE BRÉSCIA e SÃO PACIANO DE BARCELONA. Era um ardoroso pregador do catolicismo. Combateu as heresias contra a Igreja.

DIA DO ENGENHEIRO AGRIMENSOR

DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS INOCENTES DE AGRESSÃO


433 a. INGLATERRA instala um núcleo de colonização na AMÉRICA DO NORTE, na ILHA DE ROANOKE, em 4 de junho de 1584. Esse núcleo desapareceu possivelmente destruído pelos nativos.
288 a. nasce CLÁUDIO MANUEL DA COSTA, jurista e poeta luso-brasileiro, em 4 de junho de 1729. Morre em 1789.
279 a. nasce o REI JORGE III, do Reino Unido, em 4 de junho de 1738. Falece em 1820.
237 a. nasce MANOEL THEODORO DE ARAÚJO AZAMBUJA no RIO DE JANEIRO em 4 de junho de 1780. Falece em PARIS, FRANÇA, em 27 de julho de 1859. Militar do Exército. Assentou praça de tropa de primeira linha aos 14 anos, alcançando o posto de CORONEL. À frente de seu regimento, prestou a guarda de honra a D. PEDRO I, quando da aclamação do imperador. Presidente da Província de SÃO PAULO, em 1831. Entre suas iniciativas estava a melhoria do ensino em SÃO PAULO e da estrada para SANTOS. Radicado na FRANÇA, viveu muitos anos em PARIS.
234 a. dois irmãos franceses, JACQUES-ÉTIENNE e JOSEPH-MICHEL MONTGOLFIER, fazem a primeira demonstração pública de vôo em um balão de ar quente. Eles o encheram com ar obtido pela queima de lã e palha e subiram a uma altura de aproximadamente mil metros. Em 4 de junho de 1783, em ANNONAY, FRANÇA.
219 a. falece GIACOMO CASANOVA, escritor e aventureiro italiano, em 4 de junho de 1798. Nasceu em 1725.
187 a. morre assassinado ANTÔNIO JOSÉ DE SUCRE, herói da independência hispano-americana, em 4 de junho de 1830. 
145 a. falece STANISLAW MONIUSZKO, compositor polonês, em 4 de junho de 1872. Nasceu em 1819.
141 a. nasce FRANZ XAVER ZIMMERMANN, escritor e historiador austríaco, em 4 de junho de 1876. Falece em 1959.
132 a. do LICEU CORAÇÃO DE JESUS, fundado em 4 de junho de 1885. Uma das escolas mais antigas da capital, situada no bairro de CAMPOS ELÍSEOS. De colégio da elite paulistana, na época dos barões de café, a escola passou a fazer parte do ensino da classe média. Fundado por membros da CONFERÊNCIA VICENTINA, o LICEU foi palco de grandes acontecimentos históricos. O colégio foi transformado em hospital durante a GRIPE ESPANHOLA, em 1918 e se tornou alvo dos bombardeios do movimento tenentista, seis anos após.
Mas foi na década de 1960 que a escola ficou conhecida como o “GRANDE LICEU”, pelo fato de o escritor MONTEIRO LOBATO e os ex-governadores de SÃO PAULO FERNANDO COSTA e CARLOS ALBERTO DE CARVALHO PINTO terem estudado no colégio.
Hoje, o LICEU tem mil alunos e mantém 30% de vagas gratuitas, sendo 15% integral e 15% parcial. Na área social, a escola criou o ABRIGO DOM BOSCO, que acolhe mais de 40 catadores de papel. Junto com o governo do Estado, o LICEU também formou o restaurante BOM PRATO, que serve mais de mil refeições por dia a R$1 (reportagem do jornal DIÁRIO POPULAR de 5 de junho de 2001).
129 a. falece JOÃO DA SILVA CARRÃO no RIO DE JANEIRO, no dia 4 de junho de 1888. Nasceu em CURITIBA (SP), hoje PARANÁ, no dia 10 de maio de 1810. Um breve relato de sua vida consta do lançamento de seu aniversário, em 10 de maio.
119 a. nasce VIRGOLINO JOSÉ FERREIRA, o cangaceiro LAMPIÃO, no dia 4 de junho de 1898. Foi assassinado pelo tenente JOÃO BEZERRA na madrugada de 28 de julho de 1938, juntamente com sua mulher MARIA BONITA, em ANGICOS.
119 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 4 de junho de 1898: consta que o governo, em virtude da falta de número legal de alunos para funcionamento, vai suprimir o grupo escolar “THOMAZ GALHARDO”, de CANANÉIA, ficando apenas aquele estabelecimento com a categoria de escolas reunidas.
Apesar de reiteradas reclamações, de instantes pedidos feitos à Câmara e à Higiene sobre o vergonhoso estado em que se acha a travessa do Seminário (permanece a mesma situação) junto a uma das entradas do mercado. É tal o estado de imundície em que aquilo se acha que o trânsito por ali torna-se perigoso, pois o transeunte em logo as narinas invadidas por um cheiro intolerável.
O correspondente do NEW YORK HERALD, que se acha a bordo da esquadra, telegrafou dizendo que o comodoro SCHLEY, indo verificar se os navios da esquadra do ALMIRANTE CERVERA estavam na baia de SANTIAGO DE CUBA, foi recebido a tiros pela fortaleza do morro.
Consta-nos que se abre hoje no bairro do BRÁS mais um boliche, sem licença, nem aprovação de planta pela Intendencial. Será possível?
No baixo AMAZONAS as enchentes devastaram os campos, causando crescida mortandade no gado. O rio BRANCO tem também inundado muito terreno.   
115 a. abertura no LOUVRE do Museu de Artes Decorativas, em 4 de junho de 1902.
112 a. da descoberta de uma conspiração libertária tramada em BARCELONA. O governo tomou imediatamente enérgicas providências, ordenando que todos os libertários conhecidos fossem severamente vigiados. Para essas províncias mandou também o governo central estabelecer instruções aos governadores para o caso em que a conspiração tivesse se espalhado em outros pontos do reino espanhol. Os jornais de 4 de junho de 1905 publicavam também notícias sobre o violento terremoto que sacudiu toda a região central do JAPÃO, estendendo-se geralmente até HIROSHIMA e SIHMNOSEKO, a sudoeste da ilha de NIPPON. Havia o receio de que o terremoto tivesse feito numerosas vítimas. Os prejuízos verificados são enormes.
111 a. do suicídio do anarquista MATEO MORAN, no dia 4 de junho de 1906, autor do atentado contra os reis da ESPANHA. No momento em que ia ser preso, suicidou-se em TORREJON IRDOZ. O proprietário da casa onde foi lançada a bomba de dinamite reconheceu o suicida como sendo MATEO MORAN.
106 a. da publicação no jornal O ESTADO de 4 de junho de 1911: o verdureiro FRANCISCO CARISTO, de 54 anos de idade, morador na QUARTA PARADA, foi ontem (dia 3 de junho de 1911) vítima de um desastre em frente ao mercado de verduras da Rua VINTE E CINCO DE MARÇO, caindo da boléia do seu carrinho e quando o mesmo estava em movimento O verdureiro foi pisado por uma das rodas do veículo, que passou sobre o peito, ocasionando-lhe lesões internas.
98 a. aliados e a HUNGRIA firmam um tratado de paz, em 4 de junho de 1919, após a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
93 a. nasce HERON DOMINGUES no dia 4 de junho de 1924. Falece em 10 de agosto de 1974.
92 a. morre CAMILLE FLAMMARION, astrônomo francês, em 4 de junho de 1925.
91 a. do assassinato do primeiro delegado de polícia morto em serviço em SÃO PAULO, WALDEMAR MONDIM DA COSTA DORIA, aos 34 anos, em 4 de junho de 1926. DORIA estava de serviço no GABINETE DE INVESTIGAÇÕES, na Rua dos GUSMÕES, 61, quando recebeu o aviso de que AMLETO MENEGHETTI – então condenado a oito anos de prisão por uma sucessão de roubos – havia chegado à residência de sua companheira, ali perto. Por um corredor lateral, o comissário – este era o posto de DORIA na hierarquia da polícia – caminhou decididamente até os fundos do prédio, onde avistou o fugitivo. Naquela noite, DORIA e uma equipe de inspetores cercaram MENEGHETTI. Este, disparou 4 vezes um revólver SMITH & WESSON, calibre 32. Uma bala acertou o lado direito do abdômen e saiu pelas costas de DORIA, que morreu 48 horas depois. MENEGHETTI espatifou o vidro da janela de um banheiro e ganhou o forro. Sumiu na escuridão, equilibrando-se nos telhados do casario de SANTA EFIGÊNIA – fugas assim, espetaculares e destemidas, transformaram MENEGHETTI em uma lenda e no maior desafio das autoridades. Capturado dias depois, o bandido foi levado três vezes a julgamento pelo 1º Tribunal do Júri. No primeiro julgamento, foi condenado a 24 anos de prisão. Teve importância fundamental na sentença o laudo subscrito pelo engenheiro MOYSÉS MARX, perito paulista que aprendeu o ofício com um policial da LAUSANNE, SUÍÇA. O especialista suíço havia passado oito meses no BRASIL, em 1913, ensinando a técnica da reconstituição e da coleta de provas no local do crime. A defesa de MENEGHETTI apelou. Em novo julgamento, alegou aos jurados que estava embriagado na noite do crime e “não sabia o que fazia”. Foi absolvido. A promotoria recorreu. No terceiro júri, em 1932, o bandido pegou seis anos. DORIA deixou a viúva LUÍZA DE ABREU SAMPAIO e três filhos. LUIZ ANTÔNIO DE ABREU SAMPAIO DORIA, o mais velho, tinha 11 anos. Formou-se médico. ROBERTO, filho do meio, formou-se advogado. ÁLVARO, o mais novo, virou fazendeiro. Ninguém seguiu carreira policial.    
88 a. nasce ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES, empresário brasileiro, em 4 de junho de 1928.
88 a. nasce o médico (cirurgião torácico) ADIB JATENE, professor universitário, político e cientista brasileiro, em 4 de junho de 1929.
85 a. estoura um movimento revolucionário no CHILE e se instaura a chamada República Socialista em 4 de junho de 1932.
80 a. nasce no RIO DE JANEIRO, em 4 de junho de 1937, HUGO CARVANA DE HOLLANDA. Estreou como diretor de cinema aos 36 anos, na comédia “VAI TRABALHAR, VAGABUNDO” (1973), produção premiada como melhor filme do ano pelo FESTIVAL DE GRAMADO. Antes de se arriscar atrás das câmeras, ele investiu na carreira de ator, que começou aos 17 anos no longa “TRABALHOU BEM, GENIVAL” (1954). Coleciona mais de 76 filmes em seu currículo, além de oito peças e 25 trabalhos na tevê. É contratado da GLOBO desde 1966. Na emissora, atuou em novelas como GABRIELA (1975), O DONO DO MUNDO (1991), FERA FERIDA (1993) e CELEBRIDADE (2003). Aos 70 anos, volta a tevê no papel de BELISÁRIO CAVALCANTI, em PARAÍSO TROPICAL, que é viciado em jogo, em um tipo que sempre o perseguiu na carreira: o do malandro cheio de charme (2007).
77 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: completada a retirada de DUNQUERQUE, em 4 de junho de 1940, na FRANÇA, com a evacuação de trezentos mil soldados aliados (OPERAÇAO DYNAMO).
76 a. morre GUILHERME II, último imperador da ALEMANHA, em 4 de junho de 1941.
76 a. IRAQUE fica em poder da GRÃ-BRETANHA, em 4 de junho de 1941, com a ocupação de MOSUL pelas forças britânicas.
76 a. nasce o cantor ERASMO CARLOS em 4 de junho de 1941.
75 a. nasce a atriz ÍTTALA NANDI em 4 de junho de 1942, em CAXIAS DO SUL (RS). Formou-se em Ciências Contábeis, chegou a trabalhar num banco, mas foi vista no teatro amador por FERNANDO PEIXOTO. Quatro meses depois estavam casados e, juntos, mudaram-se para SÃO PAULO para trabalhar no ARENA, a convite de AUGUSTO BOAL. Acabaram indo para o OFICINA, aonde chegou em 1963. No golpe de 1964, se escondeu numa fazenda de CÉLIA HELENA, em TAUBATÉ, com FERNANDO PEIXOTO e ZÉ CELSO. ÍTTALA e ETTY FRASER organizaram a montagem de uma comédia de fachada, “TODA DONZELA TEM UM PAI QUE É UMA FERA”. E ÍTTALA explodiu como atriz. A partir daí brilhou no OFICINA em montagens importantes com “SELVA DAS CIDADES” – na qual chocou com o primeiro nu do teatro brasileiro – “GALILEU” e “O REI DA VELA”. Passou do palco para a tela nos anos 70 e 80, atuando em dezenas de filmes, entre eles “O HOMEM DO PAU BRASIL”, sob direção de JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE. Voltou a contracenar com BORGHI, no papel da JOCASTA em “ÉDIPO REI”, em 1983. Na televisão, participou de novelas como “O PULO DO GATO” e “QUE REI SOU EU?”. ÍTTALA lança o livro “TEATRO COMEÇO ATÉ...”, cujo objetivo é compartilhar experiências e conhecimentos adquiridos em nove anos como professora e diretora do curso de teatro da Faculdade da Cidade, também no RIO. Ela conta muito de sua própria experiência de vida.
75 a. falece REINHARD HEYDRICH, um dos comandantes alemães das SS, em 4 de junho de 1942. Nasceu em 1904.
74 a. Grupo de Oficiais Unidos, fundado pelo CORONEL JUAN DOMINGO PERÓN, comanda um golpe de Estado na ARGENTINA, em 4 de junho de 1943. Cai o presidente RAMÓN CASTILLO.
73 a. do dia em que as tropas aliadas entraram em ROMA, durante a 2ª GRANDE GUERRA, em 4 de junho de 1944.
73 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: o grupo antissubmarino 22.3 dos ESTADOS UNIDOS capturam o submarino alemão U-505, marcando a primeira vez que um navio da Marinha dos EUA tinha capturado uma embarcação inimiga no alto mar desde o século XIX, em 4 de junho de 1942. 
59 a. de minha entrada para as fileiras da antiga FORÇA PÚBLICA, hoje POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no dia 4 de junho de 1958. Permaneci na ativa até 14 de dezembro de 1991. Entrei na Corporação como soldado escrevente estagiário, sendo promovido a cabo em 4 de agosto de 1958 e a 3º sargento em 4 de outubro do mesmo ano. Em 1959, no dia 11 de fevereiro, fui para a ESCOLA DE OFICIAIS. Em 7 de setembro de 1963 fui declarado ASPIRANTE A OFICIAL. Minha promoção a 2º Tenente é de 24 de maio de 1964. Fui promovido a 1º Tenente em 15 de dezembro de 1966. Somente em 24 de maio de 1971 é que recebi os galões de Capitão. Fui promovido a Major em 24 de maio de 1980. Minha promoção a TENENTE-CORONEL é de 24 de maio de 1985. No dia 11 de março de 1988 alcançava o último posto da carreira. Fui designado para comandar o CPAM-1 (área centro de SÃO PAULO); antes, por ocasião da promoção, ainda como TENENTE-CORONEL, estava comandando o 2º BPChq. No início de 1989, fui escolhido pelo Cmt do CPM, CORONEL PM UBIRAJARA PISANI, para ser o seu Chefe de Estado-Maior. Em fins desse ano, com a saída do Cel PISANI, fui transferido para o CPAM-4, onde assumi o Comando em 8 de dezembro de 1989. Em 1990, por motivos profissionais, questionei um caso policial com o Cel UBIRATAN GUIMARÃES, então Cmt do CPM. Fui transferido para a região de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – CPAI-8 – onde fiquei até 17 de abril de 1991. Finalmente, transferido para o CAES, iria exercer o meu último comando, passando para a reserva em 14 de dezembro de 1991.
53 a. nasce ÂNGELO ANTÔNIO, ator brasileiro, em 4 de junho de 1964.
53 a. das anotações feitas em 4 de junho de 1964 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 11º - DIA 331º - 6 ANOS NA FORÇA PÚBLICA – 12º dia como 2º TENENTE – 259 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
No dia quatro de junho de 1958 sentei praça na FORÇA PÚBLICA como soldado estagiário ao Quadro de Escreventes. Hoje se completam seis anos de atividades na corporação, quando estou no posto de 2º TENENTE há doze dias.
Ao chegar no BATALHÃO DE GUARDAS encontro-me com dois rapazes de POÁ, sendo um deles o meu primo LAÉRCIO FONSECA FARIA que, segundo suas ideias, quer também sentar praça na FP. Dei-lhe uma apresentação ao Chefe do Departamento de Alistamento e pode ser que meu primo consiga ser soldado dentre algum tempo.
Entre minhas atividades nesta manhã preparo a documentação do 1º TENENTE JOSÉ VICENTE MARINO referente à sua possível promoção a CAPITÃO em 25 de agosto próximo.
O BG perde dois oficiais nesta data: CAPITÃO SYNÉSIO ALVES DE LIMA que, segundo Ordem de Serviço do Chefe do Estado Maior é apresentado ao Regimento “9 de Julho”, onde será classificado por efeito de promoção. 2º TENENTE JOÃO BOSCO PASIN que entra em trânsito de quinze dias por efeito de transferência para o 5º BP, publicada no Boletim Geral nº 100 deste ano.
O CAPITÃO SYNÉSIO pouco tempo permaneceu no BG, mas o TENENTE JOÃO BOSCO PASIN aqui  serviu desde que foi promovido a ASPIRANTE.
Na reunião de oficiais tivemos a despedida deles.
Nesta tarde dou aula de Português para os alunos e, às 17 horas, estou viajando na CANTAREIRA. Dou aula de Português para os Subtenentes e Sargentos que se interessam pelo Q.O.A.A. e, às 20 horas, chego em meu lar. Com programas de televisão e o meu diário passo uma parte da noite.

Lançamento em minhas memórias dos acontecimentos em 4 de junho de 1965 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 11º - DIA 330º - SETE ANOS NA FORÇA PÚBLICA – 377 dias como 2º TENENTE – 624 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
A 4 de junho de 1958, portanto há sete anos atrás, entrava eu na FORÇA PÚBLICA, depois de grandes lutas para assim conseguir, passadas no mês de maio daquele ano. Agora tenho sete anos transcorridos, sete anos que servem bem para serem contemplados e tirados alguns ensinamentos muito bons para o futuro.
Uma coisa que sempre me acompanhou desde que entrei para a FORÇA PÚBLICA foi a perseverança. Com ela lutei sempre, pois as dificuldades foram inúmeras; os inimigos surgiram para me combater, mas a vitória suada sempre tem mais valor.
Hoje, depois de sete anos transcorridos, vejo-me como Segundo-Tenente da FP, coisa um tanto difícil de se conseguir, mormente enfrentando as mesmas situações que tive de ultrapassar para aqui chegar. Além de ser tenente, sou também Chefe da FIF de um batalhão muito importante na Corporação – BATALHÃO DE GUARDAS – cuja fama é por demais conhecida e aqueles que por aqui passaram sabem o valor do BG para a FORÇA PÚBLICA. São detalhes que servem para ilustrar o que sou atualmente.
Nesta manhã temos o reinício do pagamento dos integrantes do Batalhão. Muitos soldados deixaram de receber por estarem de serviço na CIDADE UNIVERSITÁRIA, policiamento que continua apesar de todas as pressões exercidas pelos alunos.
Não foi um dia calmo para mim. Muita coisa aconteceu durante o seu desenrolar, quase tudo referente a dinheiro. Apesar de tudo gosto desta sexta-feira.
Na revista dos oficiais temos as conversas de que o 2º TENENTE RUI DARCI VILLELA ALVES COSTA vai passar à disposição da Secretaria da Segurança Pública pelo espaço de noventa dias; que o 2º TENENTE NINO ANTÔNIO MEDEIROS CALESTINI virá para o BATALHÃO DE GUARDAS (ele serve no Regimento “9 de Julho”. A notícia mais grave é aquela de um acidente havido com os TENENTES ROGÉRIO ADEMAR LAMAGNI e WÁLTER CARNEVALE, ambos do CORPO DE BOMBEIROS. Foram atender um caso de vazamento em bojão de gás e, no local, o bojão estourou, deixando-os em mísero estado. Hoje ninguém poderia visita-los.
Findo o expediente, deixo o BATALHÃO DE GUARDAS e tomo um ônibus “ESTAÇÕES” na Rua SÃO CAETANO. É minha idéia visitar meus pais nesta data, passando o resto do dia em POÁ, dormindo em casa de meus pais, retornando, então, a SÃO PAULO, em data de amanhã.
Na Avenida RANGEL PESTANA diviso o ônibus ‘POÁ’. Desço então daquele em que me acho e tomo o POÁ. A viagem é realizada com morosidade e, como é longa, cochilo durante a mesma. Várias pessoas conhecidas estão neste veículo e assim chegamos em POÁ, quando são 15 horas.
Passo pelo Destacamento local, onde converso com as praças de serviço: ELSIO, MINEIRO, ALCIDES, ROQUE e com o delegado doutor BERNARDO GUEDES, com o escrivão de polícia MAYA, carcereiro CALIM e outros conhecidos. Tudo está como dantes no serviço policial, muito embora a cidade esteja enfestada de maus elementos, viciados em drogas, prostitutas, ladrões e desocupados. A grita é geral.
Visito meus pais quando são 16:30 horas. Soube que o caso da herança de meu avô FONSECA teve mais um drama na semana passada. TIA IRENE, em visita aos meus familiares, foi “tomada do espírito de meu avô” e fez um esparramo danado em casa de TIA LOURDES. O caso é de “rir”, Meus pais acrescentam que tudo não sofreu modificações. Os irmãos continuam brigando e os dias passam, os meses e os anos também.
Janto com meus pais. Vou ao CINE COLONIAL e por estar passando um filme já assistido “OS AMORES DE LUCRÉCIA BÓRGIA”, com DERCY GONÇALVES, saio da casa de espetáculos para ir com o SOLDADO JOÃO DOS SANTOS, no jeep da polícia de POÁ, até a casa do SOLDADO WÁLTER LEME, que está na condição de desertor da FORÇA PÚBLICA.
Não encontro o SOLDADO WÁLTER em casa. A ROSA me diz que o mesmo desapareceu do lar desde terça-feira, não mais retornando. Diz ainda que o Departamento de Polícia Militar compareceu em sua casa ontem e fizeram inúmeras perguntas acerca do paradeiro do WÁLTER. Depois estiveram em todas as casas comerciais da cidade, bem como nos bares, avisando que o WÁLTER foi excluído da FORÇA PÚBLICA por ser desertor. Hoje, quando a ROSA foi comprar leite e pão, ninguém a quis atender. A situação está crítica. O safado não se apresenta preso e a família (mulher e cinco filhos) vai começar a passar fome. O caçula está apenas com 8 dias de existência e o quadro que se vê na casa do malandro é de chocar.
Retorno ao centro de POÁ. Encontro-me com o SARGENTO NELSON RIZZO, CABO WÁLTER PRADO, SOLDADO FLORISBELO FURTADO DA ROSA e outros. Novamente vou ao CINE COLONIAL. Agora assisto o filme RUMO ÀS ESTRELAS, história de VON BRAUN, o inventor dos engenhos VANGUARD e REDSTONE.
Mais tarde, temos um caso com um traficante de maconha, conhecido como NAIME ABDO. Foi preso, mas não confessa onde está a erva maldita. Foi acusado por outros maconheiros como sendo o fornecedor em POÁ e, como as coisas estavam esquentando na cidade, onde era impossível conseguir a confissão do malandro, ele é levado para ITAQUAQUECETUBA. Acontece que ali a cadeia pública encontra-se interditada. Levamos o degenerado para a cadeia de CIDADE KEMEL. Naquele local, com alguns métodos persuasivos, fizemos com que o safado confessasse onde estava escondida a maconha. A diligência era dirigida pelo CABO WÁLTER PRADO, sendo eu mero assistente.
Levado à sua casa, não foi encontrada a erva ali. Via-se claramente que ele troçava da polícia. O pior então vai acontecer quando o cabo e o soldado CARIOCA leva-o até a casa de sua mãe. Infantilmente deixam-no entrar no quintal da residência. São quase 4 horas da madrugada e o traficante simplesmente não mais retorna. Descontente com o trabalho do CABO WÁLTER PRADO deixo-os. Chego em casa de meus país já muito tarde.   
52 a. nasce MICHAEL DOOHAN, ex-motociclista australiano, pentacampeão de MotoGP, em 4 de junho de 1965.
51 a. do registro dos fatos em 4 de junho de 1966 (sábado). ANO 16º - MÊS 11º - DIA 329º - OITO ANOS NA FORÇA PÚBLICA - 742 dias como 2º TENENTE - 60 dias na 3ª Companhia do 10º BP.
A 4 de junho de 1958 entrava para as fileiras da FORÇA PÚBLICA, como soldado estagiário escrevente. Esse fato aconteceu há oito anos atrás.
Depois de alguns meses como soldado, cabo e sargento, entro na Escola de Oficiais em fevereiro de 1959. A luta na EO foi dura e perdurou até 7 de setembro de 1963, quando fui declarado ASPIRANTE A OFICIAL. A 24 de maio de 1964 era promovido a 2º TENENTE.
Transcorridos 8 anos, vejo-me como número 18 no almanaque dos oficiais para 1º TENENTE. Talvez a 25 de agosto já seja promovido ao posto imediato.
Neste sábado quero sossego e descanso. Não suporto barulho nesta manhã e não sei porque quero permanecer isolado no quarto.
À tarde, quase nada faço. Permaneço deitado, lendo ou escrevendo. Recebo as visitas de TIO EDUARDO, TIA IRENE e PRIMA RITA REGINA.
Meu tio anda adoentado e já faz um bom tempo que não vejo meus parentes que agora estão me visitando.
Conversamos sobre problemas da família e meus tios vão partir somente às 19:30 horas. Acompanho-os até às imediações do Presídio ROMÃO GOMES. Passo o resto da noite assistindo alguns programas de televisão, Entre eles está OS REIS DO RING: EL CHASKI versus DE SICA; TONY VIDELA x ADRIANI; TAKAKI x RASPUTIN; HÉRCULES x TOURO DE BRONZE; TEDDY "BOY" MARINO versus CIGANO.
50 a dos acontecimentos em 4 de junho de 1967 (domingo). ANO 17º - MÊS 11º - DIA 330º - NOVE ANOS NA FORÇA PÚBLICA – 172 dias como 1º TENENTE – 425 dias na 2ª Companhia Independente.
Hoje completo NOVE ANOS de FORÇA PÚBLICA. Foi a 4 de junho de 1958 que sentei praça, depois de lutas difíceis para conseguir passar pelos exames do Departamento de Alistamento. Essa luta foi coroada de pleno êxito e, dali por diante, minha trajetória na Corporação tem sido feliz, embora, às vezes, hajam percalços superados.
No CFA, cumpri meu tempo de soldado e fui promovido a CABO em agosto de 1958. Em novembro do mesmo ano recebia as divisas de 3º SARGENTO.   No começo de 1959 fiz exames para ingresso na ESCOLA DE OFICIAIS. Sendo feliz nos mesmos, a 11 de fevereiro de 1959 era aluno oficial do 1º CP da Escola de Oficiais.
O começo na Escola foi duro, mas foi superado, embora custosamente. No princípio de 1962 enfrentei um caso criado pelo meu concunhado, SOLDADO WALTER LEME DA SILVA, e o superei com dificuldade.
A 7 de setembro de 1963 recebia a tão ambicionada espada, sendo declarado ASPIRANTE A OFICIAL. Fui classificado no BATALHÃO DE GUARDAS e deixava o quartel do CFA, onde passei mais de cinco anos.
A 20 de setembro de 1963, começo minha vida no BATALHÃO DE GUARDAS, sendo em janeiro de 1964 secretário da Unidade. A 24 de maio de 1964 recebia os galões de 2º TENENTE. Em março de 1965 assumo as funções de Chefe da FIF do BATALHÃO DE GUARDAS.
Bem mais recentemente, sou transferido para o 10º BP, com destino à 2ª Companhia Independente em formação. Entro em trânsito a 22 de março de 1966 e chego em GUARULHOS a 6 de abril daquele ano.
Formamos a 2ª Companhia Independente a 15 de julho de 1966. Em GUARULHOS, a 15 de dezembro, sou promovido a 1º TENENTE, com o número 185 no Almanaque dos Oficiais.
Agora, encontro-me ainda Chefe da FIF da 2ª CI, embora tenha pedido passagem a pronto das funções, após as safadezas do CAPITÃO JAIR , que, ultimamente, vem sendo um fracasso no comando. Com as promoções de 24 de maio, fico sendo número 160 no almanaque. Sei que até 15 de dezembro de 1969 terei de permanecer nesse posto, por força de interstício, que é de três anos. Somente em 1970 é que poderei pensar em nova promoção.
Eis o que está relatado no oitavo tomo de meu diário tão logo recebi a notícia de que estava aprovado pela Junta Médica, na FORÇA PÚBLICA:
“a famosa JUNTA MÉDICA foi algo realizado num instante e algo que daria grande satisfação para nós. O JOSÉ LINHARES também passaria na Junta e éramos todos os cinco, aprovados no derradeiro exame da FP.
Éramos agora soldados e íamos se ajuntar com os outros quinze recrutas que foram sendo aprovados desde o mês passado e entre os quais está também o LAURO GOMES, soldado que comigo fará o estágio de quatro meses antes de tornarmos 3ºs SARGENTOS.
O contentamento era imenso e havia uma grande satisfação dentro de nossos corações. A minha satisfação era maior devido a uma longa espera de me ver tornado sargento estagiário, coisa que agora se concretiza. É desde o dia 23 de abril que estou esperando ver o meu sonho realizado e somente hoje é que isso acontece.
A espera foi longa. As questões foram imensas. O pessimismo às vezes tomava conta de minha vontade, mas no final tudo saiu como eu quis. Por pouco eu não estaria nessa situação que estou porque aquela questão de minha altura quase punha tudo a perder.
É por isso que a recompensa teve um sabor maior, muito maior, e agora tudo está concretizado. Farei o expediente das 7:30 horas às 12 horas aqui na Secção de Alistamento, até ser chamado para o CFA, coisa que também deve acontecer para os outros dezenove soldados recrutas.
Como é que os meus parentes, alunos e conhecidos encararão essa nova fase de minha vida? É uma coisa cuja resposta virá aos poucos, mesmo porque eu ainda não vesti a farda e isto somente acontecerá daqui a dias”.
Neste domingo frio, durante a manhã, ouço o desenrolar das músicas que fazem do programa SUCESSOS EM REVISTA, algo agradável. Vê-se que A PRAÇA está caindo bastante e que o BOM RAPAZ, de WANDERLEY CARDOSO assume o primeiro posto na vendagem de discos.
29º lugar – FICO PORQUE QUERO; 28º - BUS STOP; 27º - ESCURECEU; 26º - LAR, DOCE LAR!; 24º - COISINHA ESTÚPIDA; 23º - A PRAÇA, de WILSON SIMONAL; 22º - O ERMITÃO; 21º - EU SOU ALGUÉM; 20º - QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ; 19º - ARUÊ!; 18º - QUANDO DIGO QUE TE AMO; 17º - NÃO PRESTO, MAS EU TE AMO; 16º - PIANGE COM ME; 15º - BLACK´S BLACK!; 14º - THE MONKEES; 13º - A PRAÇA, com FRANCISCO PETRÔNEO; 12º - COISA LINDA; 11º - I´AM BELIEVE; 8º  - FAÇA ALGUMA COISA PELO NOSSO AMOR; 7º - NEVER, NEVER; 6º - SAMMY; 5º - TCHAU AMORE, TCHAU; 4º - SÓ VOU GOSTAR DE QUEM GOSTA DE MIM; 3º - CORAÇÃO DE PAPEL; 2º - A PRAÇA, com RONNIE VON; 1º - O BOM RAPAZ, com WANDERLEY CARDOSO.
À tarde, prossegue o TORNEIO ROBERTO GOMES PEDROSA. O CORINTHIANS luta com o PALMEIRAS, no MORUMBI. Ambos são líderes do torneio. O ALVI-NEGRO DO PARQUE SÃO JORGE não é feliz e vai perder por 1 a 0, com um gol marcado por CÉSAR, aos 10 minutos da etapa final.
Em PORTO ALEGRE, temos INTERNACIONAL 0 X GRÊMIO 0. Com isso o RGP fica assim: em primeiro lugar o PALMEIRAS com três pontos perdidos; 2º - CORINTHIANS e INTERNACIONAL, com 5 pontos perdidos. Em terceiro lugar, o GRÊMIO, com seis pontos perdidos.
À noite, saio com minha esposa. Embora esteja fazendo frio, passeamos por diversas ruas de GUARULHOS, olhando vitrinas das lojas e conversando com conhecidos.
Deitamos às 23 horas. Encerro o 4 de junho de 1967 que me fez lembrar de 4 de junho de 1958. Nove anos da FORÇA PÚBLICA comemorei hoje, de uma forma saudosa e saudável. São nove anos de proveito na carreira que abracei.  -      
48 a. Exército de MOBUTU reprime uma manifestação no CONGO, em 4 de junho de 1969. Morrem mais de cem estudantes.
46 a. morre GYORGY LUKACS, filósofo húngaro, em 4 de junho de 1971.   
42 a. nasce ANGELINA JOLIE, atriz norte-americana, em 4 de junho de 1975.
41 a. do incêndio na sede da TV GLOBO no RIO, em 4 de junho de 1976. Um curto-circuito no sistema de ar-condicionado provocou um incêndio no prédio. O incêndio começou durante a transmissão do “JORNAL HOJE” e a emissora saiu do ar. Para não interromper a programação, as imagens passaram a ser geradas de SÃO PAULO.
38 a. falece o General de Exército ANDRADA SERPA no dia 4 de junho de 1979. Era o CHEFE DO ESTADO-MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS. Na mesma data também falece GILDA DE ABREU, atriz e diretora brasileira, viúva do cantor VICENTE CELESTINO (GILDA DE ABREU nasceu em 1904). Outras anotações nesta data: às 7 horas, LUCINDA sai comigo. Vamos buscar dona ESMERALDA na VILA BUENOS AIRES. As duas irão ao Hospital do Câncer. O PM ANTÔNIO LOPES NEGRETTI leva-as.
No CPChq: CORONEL PM CLODOMIRO JOSÉ PASCHOAL, TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES, TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ e TENENTE-CORONEL PM RAUL PEDRO RECHE (sofreu uma intervenção cirúrgica do septo nasal). O TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ empresta uma viatura para levá-lo a MARÍLIA.
Classificação do TENENTE-CORONEL PM JÚLIO PAULO BELICKAS no CPChq. Também o MAJOR PM MOACYR DE SIQUEIRA foi classificado no CPChq. Outros classificações de tenentes-coronéis e majores. O caso do P2 do 1º BPChq em OSASCO.
Mantenho contato com o doutor JOEL, em POÁ. LUCINDA e dona ESMERALDA chegam do Hospital do Câncer. LUCINDA deverá voltar no dia 18, segunda-feira, para saber dos resultados dos exames que lá fez. Levamos dona ESMERALDA até sua residência. Saio mais cedo do quartel.
JOÃO COLONNA visita-me à noite para falar a respeito de MICHELLE SPALLONE, preso em flagrante em 14 de maio, como motorista de uma quadrilha que assaltou uma farmácia em ARUJÁ.
O PAPA JOÃO PAULO II está em seu terceiro dia de viagem à POLÔNIA.
Leio “O MÁSCARA DE FERRO”. 
35 a. invasão do LÍBANO por tropas israelenses, que chegam até BEIRUTE, em 4 de junho de 1982.
34 a. nasce FERNANDA PAES LEME, atriz brasileira, em 4 de junho de1983.
34 a. do casamento de minha prima RITA REGINA com SEBASTIÁN, em 4 de junho de 1983.
33 a. falece Dona IZOLINA, cunhada da LUCINDA, em 4 de junho de 1984.
32 a. nasce BAR REFAELI, modelo israelense, em 4 de junho de 1985.
31 a. falece o CORONEL PM Ref DJALMA RAMOS ARANTES, em 4 de junho de 1986.
30 a. das anotações de 4 de junho de 1987. Hoje comemoro o meu 29º aniversário na Polícia Militar de SÃO PAULO.
Essa quinta-feira é cansativa em matéria de aulas. São oito, distribuídas da seguinte maneira:
DIREITO CONSTITUCIONAL, com o Professor MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO (3ª e 4ª aulas): o poder da reforma da Constituição. A Constituição e a hierarquia das leis.
CONJUNTURA NACIONAL (5ª e 6ª aulas). Elementos básicos da nacionalidade: a terra, o homem, as instituições.
DIREITO PENAL MILITAR: o procurador aposentado LOUREIRO dá suas 11ª e 12ª aulas: o ilícito administrativo e o ilícito penal.
DIREITO ADMINISTRATIVO, 5ª e 6ª aulas do desembargador ÁLVARO LAZZARINI: as teorias da representação, do mandato e do órgão. Modernamente, a teoria dos agentes públicos.
No quartel do 2º BPChq, ouço dizer que serão promovidos a CORONEL os TENENTES-CORONÉIS PM CARLOS FUGA, FELICIANO e NESTOR TASSO.
O CORONEL PM THEODORO assume hoje o Comando do CPA/M-7.
O governador ORESTES QUÉRCIA teria mandado para a Assembléia uma mensagem rescalonada de aumento de vencimentos para o funcionalismo público.
Ontem houve um novo caso policial envolvendo reféns, onde três assaltantes frustrados fizeram reféns um casal, seu filho e a empregada. O TENENTE PM ZÁCARA comandou a operação e conseguiu prender os marginais, sem risco para as pessoas seqüestradas. Isso será colocado em minha monografia.
Visito, às 17:30 horas, o TENENTE MÁRIO DOS ANJOS, no PARAÍSO. Ali estão vários oficiais. Discutimos assuntos da Corporação.
Em casa, LUCINDA conta que viaturas de RP e TM de GUARULHOS estiveram no final da linha de ônibus que trabalha o irmão dela, o JOSÉ, e ali prenderam vários suspeitos.
Minha mãe deixou o Hospital IPIRANGA e, às 13 horas, retornou para sua casa. MARIZETE disse-me que ela está bem.
Futebol : SÃO PAULO 2 x GUARANI 2, pela TAÇA LIBERTADORES.    
28 a. da inauguração do PARQUE ECOLÓGICO "CHICO MENDES", em 4 de junho de 1989.
28 a. falece o ayatollah KHOMEINI, no dia 4 de junho de 1989. Nasceu em 17 de maio de 1900.
28 a. da MADRUGADA SANGRENTA na PRAÇA DA PAZ CELESTIAL, na CHINA. Em 4 de junho de 1989. O Exército chinês dispara indiscriminadamente contra a multidão que ocupa a praça de TIANANMEN, em PEQUIM, deixando dezenas de mortos e centenas de feridos.
26 a. transf. reserva: Cel. AMÉRICO VICTOR SALVATO, em 4 de junho de 1991. O AMÉRICO foi companheiro dos bancos escolares na Escola de Oficiais – 11 de fevereiro de 1959/7 de setembro de 1963.
26 a. do seqüestro da empresária CORINNE COFFIN, no dia 4 de junho de 1991.
26 a. falece o ex-senador e professor JUVENAL LINO DE MATOS, em 4 de junho de 1991. Nasceu em 28 de março de 1904.
25 a. falece o seresteiro GILBERTO ALVES, em 4 de junho de 1992.
25 a. líderes de 180 nações iniciam a ECO 92, no RIO DE JANEIRO, em 4 de junho de 1992.
25 a. O JORNAL DA TARDE, edição de 4 de junho de 1992, trazia uma reportagem especial sobre os moradores de rua da capital. Uma pesquisa revelava que 85% deles possuíam um trabalho e que apenas os 15% restantes eram classificados como mendigos. Além disso, o SÃO PAULO se classificava para disputar a final da COPA LIBERTADORES contra o clube argentino NEWELL´S OLD BOYS. 
23 a. falece o paisagista ROBERTO BURLE MARX. Morre aos 35 minutos de 4 de junho de 1994, aos 84 anos, no sítio SANTO ANTÔNIO DA BICA. Nascido em SÃO PAULO, BURLE MARX era também pintor, arquiteto e escultor e suas obras estão espalhadas por todo o mundo. BURLE MARX sofria de câncer no abdômen e havia quatro meses que estava em seu sítio tentando concluir um trabalho paisagístico que fazia para a MALÁSIA. O corpo foi enterrado no pequeno cemitério da ILHA DE GUARATIBA, na zona oeste carioca.
23 a. falece o ex-secretário de Esportes CAIO POMPEU DE TOLEDO, em 4 de junho de 1994.
21 a. transf. reserva: Cel. DJALMA LEITE GARCIA, no dia 4 de junho de 1996.
20 a. transf. res.: Ten.Cel. JAYME PINHEIRO DA SILVA, do 8º Grupamento de Incêndio, em 4 de junho de 1997. Outras anotações nesta data: em 4 de junho de 1958, há 39 anos atrás, entrava eu para as fileiras da antiga Força Pública como soldado escrevente estagiário, recebendo o registro estatístico 4460-1. Era o início de uma carreira policial-militar que culminou em 14 de dezembro de 1991, quando passei para a reserva como CORONEL.
O trânsito é muito confuso na cidade de SÃO PAULO na manhã desta quarta-feira. Hoje é o segundo dia de interdição da PONTE DOS REMÉDIOS.
No MMDS faço uma palestra sobre violências sem nexo, com psicopatas que sentem prazer em matar. É um tema controverso que traz comentários sobre o filme CALIFÓRNIA, que mostra um Serial Killer, destituído de qualquer sentimento pela vida de seu semelhante.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC não contamos com a presença do CORONEL ARY CANAVÓ, dona MARIA, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. VASCO e MARCONI ajudam-me numa tarde atarefada. Mantenho contato com o Chefe da Comunicação Social do Comando Sudeste, CORONEL ELIASAR, a fim de conseguir os currículos do GENERAL-DE-EXÉRCITO BRÍZIDA e GENERAL-DE-DIVISÃO MOLINARI. O problema é o retorno para GUARULHOS, com chuva. Embarco num ônibus COCAIA. Venho lendo A REVOLUÇÃO IMPOSSÍVEL, de LUÍS MIR.
O SANTOS encerra o calvário do PALMEIRAS no quadrangular decisivo do Campeonato Paulista. Goleia o alviverde por 4 a 0 e termina na terceira colocação da competição. Na COPA DA FRANÇA tivemos INGLATERRA 2 x ITÁLIA 0.
O casal imperial japonês chega em SÃO PAULO às 18:10 horas, no aeroporto internacional de GUARULHOS. Vinte batedores da Polícia Militar conduzem o imperador AKIHITO e a imperatriz MICHIKO até o hotel CAESAR PARK Hoje, pela manhã, o casal esteve em BELO HORIZONTE durante cinco horas.
A reeleição passa em segundo turno no Senado e a emenda constitucional é promulgada hoje mesmo.
Fiéis se despedem de FREI DAMIÃO. A cerimônia de sepultamento terminou por volta de 16:20 horas.
O jornal DIÁRIO POPULAR publica hoje que o Tribunal de Justiça reformou e aumentou ontem a sentença da Justiça Militar, que já havia condenado um oficial e dois soldados por homicídio qualificado. O crime ocorreu há mais de doze anos. Este é o segundo julgamento de PMs pelo TJ depois da promulgação da Lei 9.299, de 7 de agosto de 1996, que transferiu para a Justiça comum os crimes dolosos praticados por militares contra civis. O CAPITÃO PM ANTÔNIO JOSÉ DE AZEVEDO LOPES foi condenado a 14 anos, 4 meses e 4 dias de prisão. Seus colegas, os soldados ÉDSON DA SILVA e APARECIDO ALBUQUERQUE que pegaram cada um 12 anos de cadeia. A sentença foi proferida pela 2ª Câmara do TJ que, por votação unânime, aceitou recurso do Ministério Público Estadual e rejeitou a apelação dos réus. Os militares foram acusados de matar com tiro no peito o investigador EDUARDO DE ALMEIDA, de 55 anos. O crime ocorreu por volta das 23:30 horas de 30 de maio de 1985. O investigador estava lotado na Assembléia Legislativa, onde dava assessoria no gabinete do então deputado AUGUSTO TOSCANO. Os PMs invadiram seu apartamento, o segundo andar do prédio 67 da Rua TAPES, no CAMBUCI, zona sul. Naquela noite, EDUARDO DE ALMEIDA teve uma discussão com a mulher, ZILDA TOMÉ DE ALMEIDA. A estudante ADRIANE ALVES DE OLIVEIRA, filha da síndica, voltava da escola e, ao ouvir a gritaria, telefonou para a polícia. Instantes depois, dois veículos do 11º Batalhão da PM chegava ao local. O porteiro do prédio, JOSÉ GERALDO DE OLIVEIRA, tentou convencer os policiais de que se tratava de uma briga de casal e que tudo já tinha sido resolvido. Os PMs não se convenceram e foram até o apartamento do investigador. Segundo o alfaiate SEBASTIÃO MARTINS, vizinho do investigador, os PMs arrombaram a porta do apartamento a tiros e, inclusive, usaram um extintor de incêndio. Depois de invadir o local, balearam EDUARDO DE ALMEIDA. O investigador foi socorrido pelos PMs, mas morreu a caminho do Pronto Socorro VERGUEIRO. O caso foi registrado no 6º DP (CAMBUCI), onde os PMs alegaram que foram recebidos a bala e reagiram em legítima defesa. O crime provocou protestos da Polícia Civil. O PM ANTÔNIO JOEL, que também participou da ocorrência, teve a sua pena extinta porque morreu no decorrer do processo.
19 a. das anotações feitas em 4 de junho de 1998: continuam os dias frios de junho. Pego o ônibus COCAIA-ARMÊNIA na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA. Máquinas trabalham na confluência da avenida com a Rua AUAD ABRAHÃO, causando dificuldade no trânsito. Para atingir a Avenida TIRADENTES também há morosidade por causa do desvio na altura do CÓRREGO DOS JAPONESES, que está sendo canalizado. Vou ao Sebo LIBERDADE e ali adquiro vinte e um volumes da coleção HISTÓRIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA, de HÉLIO SILVA.
OREZ e GESOFATO estão visitando o LUÍS. Para MARIVALDO, NATALENE, ELVIS e MAICOL falo sobre a nossa Polícia Militar e a onda de violência que abala o país, principalmente influenciada pelas drogas.
No MMDC, os CORONÉIS PM LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES e ANTÔNIO CARLOS MENDES conversam comigo sobre o 9 de Julho. Começam a chegar os currículos das pessoas indicadas para outorga de nossas medalhas. O CORONEL CANAVÓ, bastante gripado, chega às 16 horas, quando estou deixando a Sociedade. Na viagem de regresso a GUARULHOS venho lendo o número 8 da Coleção de HÉLIO SILVA. Esse livro abrange o período da ditadura de GETULIO VARGAS, em 1930 até 1933.
Na noite, às 21 horas, compareço à sede dos FALCÕES MOTO CLUB, na Avenida TIRADENTES, 143. Ali converso com o presidente PAULINHO PAYACAN sobre a participação dos motociclistas no desfile de 9 de Julho, no IBIRAPUERA. Vários dirigentes dos FALCOES estão presentes. O ROBERTO BRITO DE LIMA não comparece, sendo ele que marcou minha presença na reunião dos FALCÕES.
Grávida de 8 meses, a advogada PATRÍCIA AGGIO LONGO, de 28 anos, foi seqüestrada e assassinada com dois tiros no rosto, no início da madrugada desta quinta-feira, em ATIBAIA. Ela estava com o marido, o promotor de Justiça ÍGOR FERREIRA DA SILVA, de 31 anos, numa picape DODGE RAM, quando foram rendidos na portaria do Condomínio SHANGRILÁ, no km 45 da rodovia FERNÃO DIAS. O bandido obrigou ÍGOR a descer e levou a mulher refém. PATRÍCIA foi baleada a menos de dois quilômetros de onde o marginal a apanhou.
A Seleção Brasileira continua vivendo momentos de agitação na FRANÇA, a menos de uma semana de estréia na COPA. Revoltado com a condição de reserva, o atacante EDMUNDO arrumou sua primeira encrenca: brigou com LEONARDO e RIVALDO após o amistoso contra o ATLÉTICO DE BILBAO. O bate-boca só não acabou em pancadaria porque ZICO separou os jogadores. Hoje, mais barulho. O capitão DUNGA criticou o patrocinador da CBF, que obrigou a interrupção do treino para que os atletas participassem da inauguração de um parque esportivo montado pela empresa em PARIS.
Recordo, com saudades, da confirmação de meus esforços para entrar na antiga FORÇA PÚBLICA, em 4 de junho de 1958. Tornava-me soldado escrevente estagiário, início de minha carreira de policial-militar, que foi terminar em 14 de dezembro de 1991, como coronel. Não foi fácil a luta para entrar na Corporação. Com persistência, força de vontade e ajuda de DEUS eu consegui vencer todas aquelas barreiras que impediam o ingresso na FORÇA PÚBLICA.
Eram por volta das 15 horas de hoje, quando moradores de um condomínio na Rua DOUTOR CÉSAR, em SANTANA, zona norte da capital, resolveram chamar a Polícia Militar para verificar o que acontecia no interior de uma apartamento no 9º andar, pois há quatro dias o local estava fechado. Quando os PMs abriram a porta, encontraram o engenheiro PAULO SÉRGIO PACHECO CORREA, de 51 anos, e seu filho VICTOR MANOEL DIAS CORREA, de 11 anos, mortos na sala, ao lado de um revólver calibre 38. Segundo informações fornecidas pela polícia, o engenheiro estaria enfrentando alguns problemas que ainda serão investigados. Ele teria efetuado um disparo no ouvido do filho e, em seguida, apontou a arma para sua própria cabeça, cometendo o suicídio. Os policiais não souberam especificar a quanto tempo os dois estariam mortos. Os dois moravam sozinhos no apartamento desde que a mulher do engenheiro morreu há cerca de seis meses. O engenheiro, depois da morte da mulher, estaria com um comportamento estranho, além de estar bastante deprimido.    
18 a. das anotações feitas em 4 de junho de 1999 (sexta-feira): apesar de muita gente ter “emendado” o DIA SANTO DE CORPUS CHRISTI com o fim de semana, vejo que CARMELO e CRISTIANO estão firmes numa aula em SANTO AMARO, como estava programada na quarta-feira, dia 2. Já ELÁDIO, LUZ e ALEMÃO permanecem no MMDS. O MARCONI vem ver o computador da Associação. Explica que no dia em que mexeram nas gavetas de trabalho na minha sala, também tentaram ver alguns disquetes no computador. Isso prova que pessoas estavam interessadas em documentos.
Converso, por telefone, com o CORONEL PM MIQUELINI sobre a solenidade de 9 de Julho. Com os dados que forneço ao MIQUELINI, a 3ª Seção irá confeccionar a Nota de Instrução sobre o evento.
No MMDC, recebo um telefonema do senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Tal como tenho certeza, o senhor MARCONDES fala sobre documentos que certas pessoas estariam interessadas. Quer ele que eu interceda junto ao CORONEL PM Ref EDILBERTO para a cessão do Salão Nobre da AORPM, no dia 26 de junho, com a finalidade da realização de uma conferência proporcionada pela CHRISTIE CIENCE DE BOSTON – Como Coibir a Violência, pela doutora ELDA ALICE MEINHARDT DOCHETTO.
Faço uma vistoria na OPERAÇÃO OSÓRIO, sob o comando do TATUS.
Na TV, assisto a derrota de FERNANDO MELIGENI, em ROLAND GARROS. Perdeu para o ucraniano ANDREI MEDVEDEV. A final será entre MEDVEDEV e ANDRÉ AGASSI. No feminino, a final será entre STEFFI GRAF e MARTINA HINGIS.
Oficiais militares da OTAN e do Exército iugoslavo começaram a discutir a retirada das tropas sérvias de KOSOVO. Os bombardeios da ALIANÇA poderão cessar no domingo, dia 6 de junho.
Completei hoje 41 anos na Polícia Militar. É um tempo razoável. Relembro o 4 de junho de 1958, com 21 anos de idade, procurando me fixar numa carreira que me agradava. Não foi fácil. Surgiram entraves que por pouco não derrubaram o meu sonho. Graças a DEUS, tudo foi superado. As promoções foram surgindo, mas os anos também foram transcorrendo. Agora, com sete anos na reserva, tenho um contato com a atual cúpula da PM por causa dos meus trabalhos como secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.       
17 a. falece aos 82 anos de idade, em BURKINA FASSO, o CARDEAL PAUL ZOUNGRANA, líder da Igreja Católica, na ÁFRICA DO SUL, no dia 4 de junho de 2000.

ACONTECEU EM  4 DE JUNHO DE 2001 : -   SEGUNDA-FEIRA
Há 43 anos, em 1958, entrava para a antiga FORÇA PÚBLICA como soldado escrevente estagiário, depois de muitas dificuldades. Era o início de uma carreira que me guindou ao posto de CORONEL e que, desde 14 de dezembro de 1991 gozo os benefícios da reserva remunerada. Nesta data relembro com saudades daquele tempo de luta e de muitos contratempos para conseguir entrar para esta Corporação, a quem devo tudo o que sou, profissionalmente falando.
Começo uma semana que tem como finalidade principal aparar as arestas do quadro final de pessoas que serão agraciadas no 9 de Julho com as Medalhas CONTITUCIONALISTA e MMDC.
Na reunião do MMDS os integrantes da entidade cumprem com suas obrigações e não vejo obstáculos quanto às palestras e aulas.
Já na Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebemos alguns currículos. Passo um fax para o cadete LEVY ACOSTA que fará a divulgação da Sociedade na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, numa campanha para angariar sócio. É ideia fazermos um núcleo na APMBB desde os anos 1998 em diante. Mas isso é muito difícil.
Passa pelo MMDC o RÓSEO. Ele novamente vem oferecer uma variante da OPERAÇÃO MR-200MR40, que deverá ser posta em prática em 7 de junho, talvez na área leste.
Já na PRAÇA DA SÉ, perto do metrô, cruzo com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Traz os nomes dos generais que receberão medalhas em 9 de julho bem como o currículo do Doutor JOÃO BAPTISTA, da Maçonaria. O Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO anuncia, em cadeia de televisão o fim da cobrança de sobretaxa para o consumidor que, apesar de ter um gasto superior a 200 quilowats por mês conseguiu economizar os 20% estabelecidos como meta. O governo também decide que o corte de luz somente virá se o limite for ultrapassado pela segunda vez.

O REI GYANENDRA FOI COROADO LOGO APÓS A MORTE DE DIPENDRA, o príncipe herdeiro que havia sido proclamado rei após a morte de seus pais no dia 1o. de junho. Segundo os primeiros relatos do massacre, DIPENDRA foi seu autor, mas as autoridades disseram, posteriormente, que o tiroteio no palácio foi causado por uma arma automática que teria "explodido". DIPENDRA, na primeira versão, matou seus pais, o rei e a rainha do NEPAL e outros seis membros da família real e tentado o suicídio, porque não aceitou o veto de sua mãe ao casamento com sua namorada RANA. Ele estava em coma. O governo estabeleceu toque de recolher em KATMANDU, numa tentativa de por fim a revolta popular que eclodiu em razão da falta de uma explicação crível para o massacre.

OUTRA BASE TELEFÔNICA do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL foi desmantelada pela Polícia, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. Duas pessoas foram presas na Operação. No dia 30 de maio, outras 12 centrais de comunicação já haviam sido estouradas.
   
2 002  :  -     TERÇA-FEIRA
Jogam mais seis seleções na COPA DO MUNDO, fazendo suas estréias. Num desses jogos estão os adversários futuros do BRASIL, dentro do GRUPO C: CHINA e COSTA RICA. A vitória de 2 a 0 para COSTA RICA dá a essa seleção o privilégio de liderar o GRUPO, pois marcou mais gols que o BRASIL (segundo colocado). Outras partidas: CORÉIA DO SUL 2 x POLÔNIA 0 e JAPÃO 2 x BÉLGICA 2.
Estou completando hoje quarenta e quatro anos nos quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em 4 de junho de 1958, entrava para a então FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, após uma luta tremenda para conseguir esse intento. Comecei a batalha com o concurso para sargento escrevente. Aprovado, lutei nos exames de campo e na junta médica encontrei o então Tenente Méd. ALEN CHATTI, que achou que eu não podia entrar na FP por causa da altura. Apelei para o Comandante Geral, mostrando que passara em terceiro lugar nos exames intelectuais. A batalha foi vencida por causa de minha teimosia. Hoje, relembro com muita saudade desse episódio definitivo de minha vida profissional. Transferido para a reserva em 14 de dezembro de 1991, no posto de CORONEL PM, sinto-me um vitorioso na carreira que abracei.

Tenho hoje um dia de intensa atividade, começando no MMDS, onde ajudo os oficiais nos planos de aula. Até CRISTIANO colabora hoje, quase sempre desanimado. Logo, no MMDC, começamos a trabalhar nos contatos com Comando Sudeste, IV COMAR, 8º DISTRITO NAVAL, a respeito da Medalha CONSTITUCIONALISTA para 9 de JULHO. No entanto, chega o ex–combatente de CAMPINAS, PAULO BARROS CAMARGO, juntamente com sua filha. Depois, chega o conselheiro WÁLTER TAVERNA, presidente da SODEPRO, que elabora comigo uma carta para o Comandante Geral, Cel. ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, solicitando uma seção do CORPO MUSICAL para abrilhantar a cerimônia cívica que ele idealizou para a BELA VISTA em 7 de julho, com início às 9 horas.
Recebo uma série de telefonemas nesta tarde: de CRUZEIRO, onde dona ONDINA, educadora daquele município, pede permissão para adaptar uma cartilha elaborada por nós em 1982. De JAHÚ, onde MIGUEL NETO, da Prefeitura local, quer homenagear três oficiais do Batalhão da cidade em 9 de julho com a Medalha Constitucionalista. Ele é autor da EPOPÉIA PAULISTA, um trabalho conhecidíssimo nos meios radiofônicos. Da Associação dos Funcionários Públicos, que pretende homenagear os ex–combatentes em 9 de JULHO. Da Assembléia Legislativa, sobre a Medalha 9 DE JULHO – 70 ANOS. Da LIGA DAS SENHORAS CATÓLICAS, onde dona GILDA quer homenagear a presidente MARIA LÚCIA WITHAKER VIDIGAL.
Passa pela Sociedade o Cel. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Ele esteve ontem na reunião da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL e conta-me o que foi resolvido na mesma. Agora à tarde, vai se encontrar com o General BUENO e um engenheiro da FARAH SERVICE no Monumento–Mausoléu, a respeito da reforma.
Recebo o currículo do desembargador EMERIC LÉVAY, coordenador do Museu do Tribunal de Justiça.
Já estou deixando a Sociedade quando chega o Cel. RENALDO ALVES DA SILVA. Ele é o nosso tesoureiro e precisa comparecer na Associação dos Funcionários Públicos para receber um dinheiro destinado ao MMDC. Também quer ele indicar uma pessoa para receber a Medalha Constitucionalista em 9 de Julho.
Em casa, LUCINDA conta os planos do ANDRÉ em querer montar uma oficina mecânica, em parceria conosco. Falta o terreno para isso e a LUCINDA pretende conversar com o JOSÉ THOMAZ, que é proprietário de um terreno perto do aeroporto. Ela pensa empregar o PAULO CÉSAR nessa oficina.

Hoje pela manhã descarrilou um trem da linha que liga o BRÁS ao município de POÁ. Foram seis vagões de carga que saíram fora da linha e isso custa a paralisação entre as estações de TATUAPÉ e ENGENHEIRO GOULART. A composição tinha 24 vagões e transportava 3 352 toneladas de areia.

Policiais civis ficaram indignados com a morte do investigador WALMIR JOSÉ LOPES, de 38 anos, assassinado às 11 horas em plena avenida ARICANDUVA. LOPES bateu a viatura com três presos dentro ao tentar fugir de homens armados que pretendiam resgatar os detentos. Depois da colisão, o investigador foi retirado do carro pelos bandidos e executado na frente de várias pessoas.

Entidades representativas da imprensa nacional e internacional manifestaram hoje preocupação em relação ao desaparecimento do jornalista da TV GLOBO TIM LOPES, que não é visto há mais de dois dias. TIM fazia uma série de reportagens sobre bailes funk do subúrbio carioca e estava na VILA CRUZEIRO, na PENHA, na última vez em que foi visto.

O ex–presidente peruano FERNANDO BELAÚNDE TERRY morreu aos 89 anos, num hospital de LIMA, onze dias após ter sofrido um derrame cerebral. BELAÚNDE governou o PERU de 1963 a 1968, quando foi deposto por militares. Foi eleito novamente em 1980 e enfrentou o início da atividade da guerrilha no país. Ganhou destaque por ter restabelecido a democracia no PERU, após o golpe de 1968, quando passou oito anos no exílio.

JUBILEU DA RAINHA ELIZABETH LEVA UM MILHÃO DE PESSOAS ÀS RUAS. No encerramento dos festejos pelos cinqüenta anos de reinado, a multidão tomou as ruas de LONDRES para homenagear a rainha. Ao som do clássico LAND OF HOPE AND GLORY, do compositor inglês EDWARD EDGARD, que exalta a glória da monarquia, aviões soltaram uma cortina de fumaça vermelha, azul e branca, pintando o céu com as cores da bandeira britânica. A rainha ELIZABETH deixou o palácio de BUCKINGHAM para atravessar LONDRES numa carruagem dourada. Essa carruagem foi construída em 1762 para o rei GEORGE III, e utilizada posteriormente em todas as coroações desde 1831. Após o desfile, a monarca e 2400 convidados – rigorosamente selecionados – se reuniram para assistir a uma missa na CATEDRAL DE SAINT PAUL.
  
2 003   :  -     QUARTA-FEIRA
É com grata satisfação que convido V Sa. a participar da Reunião Plenária da Comissão Estadual de Polícia Comunitária, que se realizará no próximo dia 04 de junho de 2003, às 10:00 horas, no Salão de Conferências do Quartel do Comando Geral, sito na Praça Cel FERNANDO PRESTES, 115, 1º andar, Luz/SP
Certo de poder contar com sua importante presença, desde já agradeço e subscrevo-me, enviando protestos de elevada estima e distinta consideração.
                                                                  RUBENS CASADO
                                                                  Cel PM – Presidente
 Hoje é um dia especial para mim. Relembro que há quarenta e cinco anos atrás eu entrava para as fileiras da então FORÇA PÚBLICA, como soldado estagiário. Depois de dois meses, seria promovido a CABO e mais alguns meses de estágio e recebia as divisas de sargento. Tudo isso no distante ano de 1958. Em fevereiro de 1959, entrava para a ESCOLA DE OFICIAIS e somente receberia a espada, como ASPIRANTE A OFICIAL, em 7 de setembro de 1963. O tempo levou todos esses episódios de minha carreira profissional. Agora, com QUARENTA E CINCO ANOS na POLÍCIA MILITAR, é uma grata satisfação poder lembrar do início de minha vida como membro dessa importante CORPORAÇÃO.
Hoje, coronel reformado, exercendo função de secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, não tenho me afastado da Polícia Militar, pois a Corporação tem íntima relação com o MMDC. Tanto é que, por volta das 10 horas, juntamente com o CORONEL MENDES, nosso Diretor de Comunicação Social, estamos no QUARTEL DO COMANDO GERAL, participando da reunião plenária da COMISSÃO ESTADUAL DE POLÍCIA COMUNITÁRIA, sob a presidência do CORONEL RUBENS CASADO. Vários coronéis estão presentes: CLÓVIS SANTINON, PLABO MOREIRA CAMPOS, LUIZ CARLOS DA COSTA, ANTÔNIO DOS SANTOS ANTÔNIO, REINALDO DE OLIVEIRA ROCCO, NOEL MIRANDA DE CASTRO, CARLOS MITSUYOSHI NAKAHARADA, JOSÉ ROBERTO MARTINS MARQUES; Tenentes-Coronéis LAMARQUE (5º BPMI–TAUBATÉ), CARBONARI (CPI/2, de CAMPINAS), ALEXANDRE (do CPI/4–BAURU), FLAMARION RUIZ, MAJOR MARDIROS e muitos outros oficiais da Capital e do Interior. O Quarto Batalhão de Polícia do Interior recebeu o PRÊMIO MOTOROLLA por ter se colocado em terceiro lugar com o programa “JOVENS CONSTRUÍNDO A CIDADANIA”. Foi desenvolvida na 3ª Companhia do 4º BPM/I, sob o comando do CAPITÃO MEIRA. O PM RAEDER ADILSON DA SILVA, orientador do programa nas escolas, com desenvoltura, faz uma explanação do seu trabalho. O comandante do CPI/4, CORONEL ANTÔNIO DOS SANTOS, dá um depoimento em uma fita de vídeo que nos é apresentada.  Numa outra fita de vídeo, mostra-se o que foi a 2ª INTERDEFESA, desenvolvida no início de maio, com depoimentos do Cmt Geral, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, do CORONEL RUBENS CASADO e do CORONEL JOSÉ FRANCISCO GIANNONI além de civis que participaram da FEIRA INTERNACIONAL DE SEGURANÇA E DEFESA. Em seguida, há uma explanação sobre a Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil, marcada para 14 de junho. O CORONEL CASADO vai encerrar a reunião explicando em detalhes o trabalho que se vem fazendo na POLÍCIA COMUNITÁRIA.
Com o Cel. MENDES, face nosso compromisso com o OSVALDO MARCHESI, da “GRAFITE”, deixamos o Q.C.G. um pouco antes do término da reunião. Vamos para a ACLIMAÇÃO, onde se localiza um dos lugares mais acolhedores que já conhecemos. O anfitrião já nos está esperando. Vai mostrar, em primeira mão, o cartaz sobre o Movimento Constitucionalista de 32, uma verdadeira obra de arte: um menino com o capacete de 32, com o mapa do BRASIL tendo no centro um coração. As letras garrafais do movimento constitucionalista em verde, amarelo e azul, tendo ainda a bandeira do Estado de SÃO PAULO sobre a estilização das cores da bandeira Nacional. Muito bem feito o cartaz, no nosso modo de ver o mais bonito até agora montado.
O Sr. OSVALDO MARCHESI apresenta-nos o médico Dr. CARLETTI, também maçom, bem como os convidados para a feijoada, o mestre do violão e historiador RÓBSON MIGUEL e sua equipe.
Durante a feijoada, RÓBSON MIGUEL fala de seu castelo medieval, construído nas nascentes de RIBEIRÃO PIRES, em homenagem ao “violão” (que também nasceu dentro de castelos na ESPANHA). Ele explica em pormenores a obra prima que vivencia desde a caravela de COLOMBO, CABRAL, OS REIS ÍNDIOS, OS REIS NEGROS, toda a história e realeza dos castelos, além de conhecer sobre a vida dos personagens que fizeram a nossa história, como JOÃO RAMALHO, ÍNDIA BARTIRA, CACIQUE TIBIRIÇÁ, etc.
O talento de RÓBSON MIGUEL começou desde cedo, com apenas 7 anos. Formou-se em violão clássico, atuou na EUROPA sozinho e também com a sua própria orquestra com 72 componentes, com centenas de composições e arranjos que já foram executados em grandes palcos da AMÉRICA DO SUL e EUROPA. Seus 26 discos, 20 vídeos e 28 livros, editados em Português, Inglês e Espanhol são dos mais vendidos e respeitados no mundo. Em julho de 1991, atendeu a um convite do Governo Espanhol para tocar em comemoração aos 500 anos da América, onde estariam presentes os 67 melhores violonistas do mundo no Castelo de CÓRDOBA (ESPANHA) e no dia 20 de junho de 1961 ele recebeu uma condecoração outorgada pelo Círculo Violonístico de MADRID como “Um dos dez melhores violonistas do Mundo”. Após ter vivido na ALEMANHA e na ESPANHA, retornou ao BRASIL e tendo visitado 78 castelos por toda a EUROPA, ele mesmo projetou, arquitetou e construiu todo o seu CASTELO e sua decoração.
O Mestre RÓBSON MIGUEL foi agraciado com muitas outras condecorações pelos seus levantamentos históricos do BRASIL e região do ABC e por representar nossa cultura e música no exterior. Hoje faz shows por todo o BRASIL e Exterior, tendo sua biografia em vários livros, seu nome em mais de cem países e bem presente na mídia televisiva da GLOBO, SBT, BANDEIRANTES, RECORD e canais como BBC de LONDRES.
Após o almoço, no qual trocamos idéias com os convidados, RÓBSON MIGUEL vai nos presentear com números de violão que encantaram todos os presentes. Em suma, passamos horas muito agradáveis no restaurante do OSVALDO MARCHESI e, quando vamos deixar esse lugar delicioso, já são 15 horas. Uma chuva nos surpreende na saída. O MENDES é bom no volante e, em tempo curto, vamos para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde se encontra o Sr. MARCONDES, o Sr. CARLOS HOMEM e o mágico CARLITO. Tinha acabado de sair o professor EGBERTO MAIA LUZ e isso não é muito agradável. Ele acabara de deixar uma cópia de uma carta que mandou para o Cmt Geral, Cel. ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, onde faz duras críticas ao WILLIAM HINESTROSA por ter escrito num folheto de apresentação do DVD “TRINCHEIRAS: ENTRE O CÉU E OS SONHOS” que SÃO PAULO foi derrotado em 1932 por falta de logística. Acha o professor que SÃO PAULO não foi derrotado e que tivera logística em 32. É um assunto polêmico, mas não vejo razão nessa “guerra” movida pelo professor EGBERTO. Ele chega até a pedir uma reunião extraordinária do CONSELHO SUPREMO para debater esse assunto. Muito exagero por parte do professor EGBERTO. O Sr. MARCONDES não quer saber dessa situação. O CARLOS HOMEM escolheu uma hora errada para vir me visitar no MMDC. Não tenho condições de atendê-lo com a atenção merecida. Vamos deixar a Sociedade depois das 16 horas, momento em que está chegando o advogado CARRARO.      

Com um gol de NENÊ, aos 21 minutos do segundo tempo, o SANTOS bateu o INDEPENDIENTE, de MEDELLÍN por 1 a 0, hoje à noite, pelas semifinais da LIBERTADORES. Com o resultado, a equipe do técnico ÉMERSON LEÃO pode jogar pelo empate na partida de volta, dia 18, na COLÔMBIA, para garantir uma vaga na decisão do torneio.

Para evitar que as declarações do vice-presidente JOSÉ ALENCAR contra as altas taxas de juros se transformassem no estopim para uma crise na sua base parlamentar, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ao invés de bater de frente e pedir ao vice que calasse a boca, decidiu não contrariá-lo. Ao contrário do ministro-chefe da CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU, que reclamou muito da postura de ALENCAR, LULA preferiu afagá-lo e dar-lhe mais importância prática no Governo. LULA decidiu entregar a ALENCAR atribuições específicas, entre elas, por exemplo, a coordenação dos estudos para a construção da ferrovia TRANSNORDESTINA. LULA e ALENCAR conversaram rapidamente, nesta tarde, quando o presidente chegou a BRASÍLIA, na BASE AÉREA.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA deu vários recados aos setores contrários às reformas durante o seu discurso no 8º CONGRESSO NACIONAL DA CUT, hoje pela manhã. Disse que muitas pessoas morrem afogadas não por não saber nadar, mas por perder o controle emocional. “Elas ficam nervosas, abrem a boca demais e se debatem muito”, afirmou LULA, sendo aplaudido pela maioria dos delegados. Ele recebeu algumas vaias quando se referiu diretamente às reformas, e reagiu: “Não me preocupo com vaia, porque acho que é tão importante quando ao aplauso. Mas ao invés de alguns companheiros tão preciosos fazerem faixa contra, seria melhor dizer o que querem”. Foi a primeira vez que um presidente da República participou de congresso da CUT, que em seus 20 anos sempre teve relacionamentos difíceis com os governos. LULA disse se sentir em casa, lembrando que ajudou a fundar a CENTRAL.

A polícia encontrou hoje de manhã o MAREA 2003 blindado de propriedade do diretório nacional do PT, roubado na noite de 2 de junho, por três ladrões, na frente da casa do presidente nacional do partido, JOSÉ GENOINO, no BUTANTÃ, zona oeste. Por pouco, os bandidos não seqüestraram o político. Eles fizeram reféns a assessora de imprensa DANIELA FARAH ANTUNES, de 31 anos, e o motorista ÉDSON TADEU ZACHARIAS, de 49 – que estavam ao lado do automóvel, esperando GENOINO – durante uma hora.

A polícia acredita que a jornalista MELYSSA MARTINS CORRÊA, de 23 anos, assassinada na tarde de ontem com um tiro no ouvido direito, em PRESIDENTE PRUDENTE, foi vítima de latrocínio. O corpo foi encontrado perto de um balneário, na divisa do município com ÁLVARES MACHADO. O enterro foi hoje. MELYSSA era repórter de cultura do jornal OESTE NOTÍCIAS, onde trabalhava desde agosto do ano passado. Formada em jornalismo em 2001 pela Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente, ela trabalhou também como assessora de imprensa na Universidade do OESTE PAULISTA.

DIVULGADA pela PETROBRÁS a descoberta de um novo campo petrolífero no litoral capixaba com estoque estimado em 500 milhões de barris, equivalentes a cerca de 6% das reservas atuais do BRASIL.

PRESO em flagrante o comerciante EDILMIR MANSUR por ter sido encontrado maconha dentro de uma das geladeiras de sua empresa. Ele é irmão do empresário RICARDO MANSUR, condenado pela falência fraudulenta da rede de lojas MAPPIN, fechada em 1 999.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) concluiu nesta quarta-feira que há indícios de que o laboratório ENILA, do RIO, usou matéria-prima inadequada na produção do medicamento CELOBAR. Usado como contraste em exames de RAIO X, o remédio pode ter sido o causador de pelo menos vinte mortes no País. O laboratório teria obtido sulfato de bário, que é o princípio ativo do remédio, a partir de carbonato de bário. Esse processo teria sido realizado em condições inadequadas, o que resultou na presença de sais tóxicos que não podem ser absorvidos pelo organismo.

A desempregada ELIZABETE FERREIRA VITALINO, de 30 anos, irmã de ELIZABEL APARECIDA FERREIRA VITALINO, de 39, assassinada em MIAMI no domingo, dia 1º de junho, disse hoje que a família não tem dinheiro para pagar o traslado do corpo dos EUA para o BRASIL. ELIZABEL e dois argentinos foram assassinados a tiros durante uma festa, em MIAMI BEACH, pelo americano KEVIN EVERS, de 41 anos, que teria atirado porque queria que eles abaixassem o volume da música. A família era sustentada por ELIZABEL, que mandava cerca de um mil reais por mês.
  
Em mais uma reação espetacular, o espanhol ALBERT COSTA, campeão de 2002, derrotou o compatriota TOMMY ROBREDO e garantiu vaga nas semifinais do TORNEIO DE ROLAND GARROS. O rival de COSTA será seu compatriota JUAN CARLOS FERRERO, que eliminou o chileno FERNANDO GONZALEZ. O sonho de chegar à final também faz parte da vida do argentino GUILLERMO CORIA, no melhor momento de sua carreira. Para chegar à decisão do título, terá de superar amanhã o holandês MARTIN VERKERK, que reconheceu ser uma grande surpresa ir tão longe num torneio de saibro. Na rodada de amanhã, para as mulheres, a revelação russa NADIA PETROVA enfrentará a número dois do mundo, a belga KIM CLIJSTERS. A número um do ranking, SERENA WILLIAMS, enfrentará a bela JUSTINE HENIN-HARDENNE.
 
O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, o premier palestino, MAHMOUD ABBAS, e o de ISRAEL, ARIEL SHARON, prometeram pôr fim à violência, reavivar o processo de paz no ORIENTE MÉDIO e trabalhar em conjunto para implementar o “MAPA DA PAZ” – plano alinhado e apoiado por EUA, RÚSSIA, UNIÃO EUROPÉIA e ONU, que prevê a criação de um Estado palestino independente até 2005. No encerramento do encontro de 90 minutos, os líderes – acompanhados do anfitrião, o rei ABDULLAH da JORDÂNIA – se alinharam em pódios idênticos colocados em frente ao palácio da monarquia jordaniana, à beira do MAR VERMELHO. Ao fim dos pronunciamentos, ABBAS e SHARON trocaram um tímido aperto de mãos – iniciativa do premier palestino.

REVELADOS trechos do livro de memórias da ex-primeira-dama americana HILLARY CLINTON, que será lançado nesta semana. Neles, HILLARY expõe suas emoções ao ouvir tardiamente do próprio marido, BILL CLINTON, que ele havia feito sexo com a estagiária MÔNICA LEWINSKY. “Não conseguia respirar. Comecei a chorar e a gritar: Como assim? O que você está dizendo? Por que mentiu para mim?”, escreveu ela. “Como esposa, queria torcer o pescoço dele”. As revelações demonstram sentimentos que podem ser entendidos por qualquer ser humano. O problema é que HILLARY CLINTON não é qualquer ser humano: é um prodígio de autocontrole emocional e visão política de longo prazo. Ela também precisaria estar vivendo num universo paralelo para acreditar no marido depois da exposição pela imprensa dos mais íntimos detalhes – as sessões de sexo oral, o vestido manchado de sêmen. O desabafo, porém, humaniza a imagem de HILLARY, que ganhou oito milhões de dólares pelo livro e cogita candidatar-se a presidente em 2008.

INDICIADO por um tribunal internacional apoiado pelas NAÇÕES UNIDAS o presidente da LIBÉRIA, CHARLES TAYLOR, acusado de crimes contra a humanidade cometidos na década de 90, quando participou da guerra civil na vizinha SERRA LEOA.
     
AUTORIZADA a exumação do xerife PAT GARRET e da suposta mãe do bandido WILLIAM H. BONNEY, o BILLY THE KID. A polícia desconfia que eles eram na verdade parentes, e GARRET não matou BILLY, como diz a lenda.

HANNIBAL LECTER foi eleito como o maior vilão do cinema de todos os tempos, personagem de ANTHONY HOPKINS nos filmes SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991), HANNIBAL (2001) e DRAGÃO VERMELHO (2002), pelo INSTITUTO AMERICANO DE FILMES.

CONDENADO por furtar páginas da quinta aventura da série HARRY POTTER o motorista DONALD PARFITT, de 44 anos. Ele admitiu tentar vendê-las por cento e vinte e cinco mil dólares. Sua prisão foi convertida em prestação de serviço social. Na INGLATERRA.

2 004   :   -   SEXTA-FEIRA
NA CAPELANIA DA POLÍCIA MILITAR –SANTO EXPEDITO– missa de sétimo dia por intenção da alma do CORONEL PM Ref DELFIM CERQUEIRA NEVES, às 17 horas.
Relembro, com muita saudade, que em 4 de junho de 1958 eu entrava para a antiga FORÇA PÚBLICA como soldado estagiário no quadro de escrevente. Depois de dois meses fui promovido a cabo e iniciava a minha carreira que culminou com o posto máximo da Corporação, o de CORONEL. O tempo passou muito depressa. Estou na reserva há mais de doze anos. Mas é com alegria e alguma melancolia que a data reserva doces lembranças de um grande esforço coroado de êxito. São QUARENTA E SEIS ANOS que me separam agora daquela data.
“HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN” estréia hoje em circuito nacional no País. Muita coisa mudou desde que o personagem criado pela escritora J. K. ROWLING ingressou na escola de magos HOGWARTS. Na terceira aventura do bruxinho, ele cresceu e, adolescente, ficou mais atrevido e determinado. Logo no início, HARRY demonstra não estar para provocações. Ao ser ofendido pela impertinente tia GUIDA, ele responde com magia. Na cena mais divertida do filme, a mulher infla como um balão e voa pelos céus de LONDRES. Na volta às aulas, o garoto descobre que o perigoso bruxo SÍRIUS BLACK fugiu da prisão de AZKABAN, onde foi confinado por provocar a morte dos pais de POTTER. Tudo indica que ele irá a HOGWARTS atrás do herói, que mais uma vez precisa da ajuda dos amigos RON e HERMIONE para escapar. Entre os novos personagens, destacam-se o simpático e misterioso professor LUPIN e sua engraçada colega SIBILA TRELAWNEV. Do antigo elenco, só não está presente o ator RICHARD HARRIS, morto em 2003. Com competência, MICHAEL GAMBON o substitui no papel do sábio ALVO DUMBLEDORE. A história ainda mistura lobisomens e outros seres fantásticos realmente assustadores.

Mais uma manhã gelada. SÃO PAULO teria um dia de caos no trânsito nesta sexta-feira. A chuva, a queda da rede de trolebus na zona leste e vários pequenos acidentes são os vilões do trânsito. Desde o começo do dia, um acidente na VIA DUTRA já anuncia que o dia seria difícil. Às 4:56 horas, três caminhões, uma carreta e três carros de passeio se envolveram em um acidente na altura do km 219, em GUARULHOS, na pista sentido RIO. Um dos caminhões ficou atravessado na pista. Por causa da dificuldade em remover o caminhão, que transportava 25 toneladas de autopeças, a pista seria liberada dez horas depois.
Mais uma reunião sem grande proveito no MMDS. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, recebo a visita de um velho conhecido, muito amigo do TENENTE-CORONEL EDIE LORENZO VAL, dizendo  que o EDIE está muito mal de saúde. O hospital mandou-o para casa, não o submetendo a uma operação que se fazia necessária, face problemas crônicos de diabetes. As coisas foram se complicando e, hoje, EDIE está muito combalido, magérrimo, nas palavras de seu amigo. EDIE mora em SÃO MATEUS, lugar desprovido de recursos médicos de emergência. Depois, muita confusão na Sociedade, onde o Sr MARCONDES e o CORONEL MENDES discutem problemas gerados pelo envio de um documento ao Cmt Geral, pelo presidente, à nossa revelia, ditando normas que barram com o CERIMONIAL de entrega de comendas, uma lei federal que o Sr. MARCONDES teima em desconhecer, querendo que o governador condecore pessoas, numa primeira fileira, fugindo às regras da lei estabelecida. Chega a discutir conosco e a ameaçar, pela enésima vez, a pedir demissão. Apela para o sentimentalismo, fazendo ver que ele está com 91 anos. Mas, na verdade, demonstrou não confiar em seus auxiliares diretos, ignorando-nos, mandando dona CÉLIA confeccionar um documento que desconhecíamos seu teor. O MENDES também ameaça entregar os cargos que tem na Sociedade e eu, como não poderia deixar de ser, digo que acompanho o MENDES, tão logo ele se afaste da Sociedade. Começa então uma choradeira do velho, citando tudo aquilo que já estamos cansados de saber: sua vida em prol da Sociedade, o recebimento da Medalha do PACIFICADOR, suas construções na vida civil, seus atos de benemerência e tudo o mais que já contou inúmeras vezes. Depois de uma discussão que ultrapassa 16 horas, os ânimos ficam serenados, mas a incógnita criada por ele com o encaminhamento de um documento, colocando 27 medalhas à disposição do Cmt Geral, vai permanecer. Como hoje é uma sexta-feira, vamos deixar o final de semana para depois raciocinarmos com mais calma. A crise no MMDC é gerada por esses atos intempestivos do presidente, colocando-nos numa situação muito delicada. Agora, precisaremos ter muito jogo-de-cintura para desfazer o nó que ele criou, principalmente junto ao Cmt Geral. O MENDES também contou que foi chamado hoje de manhã ao Quartel do Comando Geral, onde foi questionado o traslado dos dez restos mortais de ex-combatentes para o interior do Monumento-Mausoléu, face ao embargo judicial que proíbe a presença de pessoas nesse lugar. O Sr MARCONDES explicou que está sendo feito um documento, endereçado à juíza do processo, pedindo permissão para que, no NOVE DE JULHO, possamos levar para o Monumento-Mausoléu os restos mortais dos heróis, conforme tudo está acertado por enquanto.  
O MENDES e eu vamos para a CAPELANIA SANTO EXPEDITO, a fim de assistir a missa de sétimo dia pela alma do finado CORONEL PM Ref DELFIM CERQUEIRA NEVES. Ali, cruzamos com vários coronéis conhecidos, a começar do THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO, que chega ao mesmo tempo de nós. Depois cumprimentamos: ADEMIR BENTO, GOMINHO, EURICO JOSÉ COLA (em situação de saúde deprimente), SCHIAVETTI, PAULO RÉGIS SALGADO, MIGUEL SÉTTIMO GIANONNI, LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA, ALAOR DA SILVA BRANDÃO, CARLOS FUGA, PELEGRINA, JOÃO ÁUREO CAMPANHÃ, EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, HERMES CRUZ, CAMILO CRISTÓFARO MARTINS, JAIR BENEDITO CONTE, MAJOR PICOLI (que foi o braço direito do Cel DELFIM CERQUEIRA NEVES), MAJOR MINORU MASSUDA (que nos mostra um termo de declarações prestado no 11º Distrito Policial – SANTO AMARO - onde faz sérias acusações contra vigilantes de motocicleta, dizendo ser coniventes com quadrilheiros; O MINORU continua sendo um oficial esquisito, com idéias mirabolantes, fantásticas e quer influenciar os companheiros para acompanhá-los na loucura) e outros, como também praças da velha guarda que trabalharam com o Cel DELFIM. Também ali se encontra o professor EGBERTO MAIA LUZ. O CAPITÃO CAPELÃO OSVALDO PALÓPITO reza a missa. Um breve curriculo do falecido é lido pelo CORONEL EDILBERTO, historiador da nossa PM, que conheceu DELFIM desde os bancos escolares do BARRO BRANCO.
Chove muito quando vamos deixar a capelania, depois de tomar um café, já na intimidade com o Capitão Capelão PALÓPITO, Cel PELEGRINA e sua senhora (com que nos reunimos para uma conversa sobre as nossas atividades no MMDC). O MENDES troca de roupa nesse local e irá para a maçonaria. Deixa-me nas proximidades do ponto de ônibus EXPRESSO COCAIA. A chuva continua a cair. Por volta das 16:40 horas, uma rede de trolebus partiu na RUA DOS TRILHOS, na MÓOCA. Os passageiros desceram e cerca de 40 ônibus ficaram enfileirados na rua. O congestionamento foi inevitável. A pista expressa da MARGINAL TIETÊ, sentido AYRTON SENNA, entre o ARCO DA SABESP e a PONTE DOS REMÉDIOS registrou a maior lentidão: 14,6 km. SÃO PAULO também teve problemas de congestionamento na MARGINAL PINHEIROS, CORREDOR NORTE-SUL, AVENIDA REBOUÇAS, PAULISTA, RADIAL LESTE e FRANCISCO MATARAZZO.
Chego tarde em GUARULHOS, Encontro a Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO tomada por barracas de uma quermesse que está começando hoje. Se a finalidade fosse realmente de angariar fundos para os pobres, mereceria aplausos. No entanto, nos anos anteriores foi um chamariz para a distribuição de drogas. Pode ser que isso não se repita agora.  O PAULO CÉSAR aproveita a “onda” para organizar um ponto da quermesse na nossa garagem, vendendo bebidas. Isso vai até mais da meia-noite.
         
O primeiro dia de funcionamento das agências do INSS na Capital, após a paralisação de 45 dias dos servidores públicos, foi marcado por grandes filas e horas de espera. Muitos segurados tiveram de atravessar a noite em frente aos postos sob frio para conseguir atendimento. A maioria das pessoas queria entrar com pedido de auxílio-doença.

O ex-estudante de medicina MATEUS DA COSTA MEIRA, que metralhou a platéia do cinema do MORUMBI SHOPPING, em 1999, já retornou ao Presídio de TREMEMBÉ. Ele foi levado pela escolta da Polícia Militar logo no início da manhã. E continuou calado, sem demonstrar nenhuma reação, assim como fez durante os três dias de seu julgamento, inclusive quando foi anunciada a pena de 120 anos e 6 meses. A cadeia em que MATEUS está é diferenciada. Ele ocupa uma cela individual e tem como companheiros de presídio ex-policiais, ex-carcereiros e advogados acusados de envolvimento com a facção criminosa PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL (PCC). O ex-estudante não se relaciona muito com os demais detentos, que o apelidaram de TELA QUENTE. A defesa de MATEUS anunciou que vai recorrer ao Tribunal de Justiça, porque, segundo os advogados, a decisão dos jurados foi contrária ao que consta dos autos. Um dos defensores, SÉRGIO REIS, entende que deveria ter sido reconhecida a atenuante de que MATEUS confessou o crime. Se for acolhido o recurso (apelação criminal), ele poderá até ser submetido a novo júri popular. O recurso só deverá ser apreciado pelo TJ no ano que vem.

O ex-vereador VICENTE VISCOME, que cumpria prisão em regime semi-aberto, perdeu essa condição e também é um dos mais novos presos da penitenciária de TREMEMBÉ 2. Ali também está o ex-PM FLORISVALDO DE OLIVEIRA, cabo BRUNO.   

A Justiça decretou a quebra do sigilo de PAULO MALUF e de sua família – mulher, quatro filhos, genro e nora. A devassa inclui o desbloqueio de dados bancários e fiscais dos MALUF, que são alvo da mais extensa investigação já realizada pelo Ministério Público de SÃO PAULO. Por meio de sentença de dez páginas, a juíza RENATA COELHO OKIDA, da 4 ª Vara da Fazenda Pública da Capital, abriu também o sigilo em todo o território nacional de oito “offshores” estabelecidas em paraísos fiscais. A decisão foi tomada liminarmente, a pedido da Promotoria de Justiça da Cidadania que ingressou com ação cautelar para exibição de documentos. Esse processo tem caráter preparatório para instruir ação civil pública por atos de improbidade administrativa. Os promotores que perseguem a condenação de MALUF suspeitam que ele teria utilizado tais pessoas jurídicas – empresas e fundações – para movimentar fortunas na ILHA DE JERSEY, em LONDRES, PARIS, LUXEMBURGO e SUÍÇA (GENEBRA e ZURIQUE). Os recursos teriam sido desviados de obras contratadas pelo ex-prefeito, no período entre 1993 e 1996.

O governador de MINAS, AÉCIO NEVES, telefonou hoje por volta das 18 horas para o presidente LULA e solicitou tropas federais para garantirem o policiamento em BELO HORIZONTE enquanto durar a greve da POLÍCIA MILITAR e da POLÍCIA CIVIL. Segundo o Gabinete de Segurança Institucional, o pedido foi atendido imediatamente, com a mobilização de tropas da 4ª Divisão do Exército de MINAS, sediadas na capital mineira. Policiais militares, civis e bombeiros do Estado paralisaram suas atividades ontem à noite em protesto contra o reajuste salarial de 6% proposto pelo governo estadual. As categorias queriam 54%. Hoje à tarde, fizeram um protesto em frente do PALÁCIO DA LIBERDADE. Os Ministérios da Justiça e da Defesa se pronunciarão amanhã sobre o emprego das tropas federais.   A Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República divulgou à noite, em BRASÍLIA, nota oficial em que explica a ordem do presidente dada à DEFESA para atender ao pedido do governador. “As Forças Armadas deverão ser empregadas pelo prazo necessário para a superação da atual situação daquela unidade da Federação”, informou o documento. Durante a madrugada, a POLÍCIA MILITAR não registrou nenhuma ocorrência em BELO HORIZONTE e na região metropolitana. A POLÍCIA CIVIL teria deixado de atender cerca de 350 chamados. A maioria dos PMs e carros não saiu dos quartéis. Pela manhã, no 34º BPMM, na região nordeste de BELO HORIZONTE, os policiais militares jogavam cartas. Os PMs também suspenderam o policiamento no centro da cidade e a maior parte dos postos de observação permaneceu vazia. No serviço de emergência, apenas “casos gravíssimos” eram atendidos. A Delegacia de FURTOS E ROUBOS amanheceu fechada. Em outras unidades da POLÍCIA CIVIL, os servidores executaram apenas funções administrativas O atendimento carcerário foi mantido e somente o Instituto de Criminalística funcionou normalmente. Representantes dos sindicatos participaram hoje de duas reuniões com autoridades do governo, mas à noite o impasse continuava. Em nota oficial divulgada ontem, o governo argumentou que 98,5% da arrecadação do Estado está comprometida com pagamento de pessoal e da dívida com a UNIÃO, além de repasses constitucionais e obrigatórios. O resto é destinado a investimentos.

Apesar dos constrangimentos, a indicação do senador LUIZ OTÁVIO para uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas da UNIÃO foi aprovada nesta sexta-feira, pelo Senado. Indicado ao cargo pelo PMDB, OTÁVIO é foco de um inquérito no Supremo Tribunal Federal: é acusado de ter desviado treze milhões de reais de recursos repassados pelo BNDES à empresa que gerenciava, a RODOMAR, no início dos anos 90. Se seu nome for aprovado pela Câmara e não for vetado pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, OTÁVIO assumirá um cargo no órgão que tem justamente a missão de zelar para que não ocorram irregularidades como a da RODOMAR.

DIÁRIO OFICIAL DE 4 DE JUNHO DE 2004 PUBLICA A TRANSFERÊCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM JOSÉ ROBERTO TOLEDO DA SILVA, comandante do 31º BPM/I. Nasceu em 31 de maio de 1954.  Entrou na PMESP em 18 de fevereiro de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 25 de agosto de 1997; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2003.

Em ROLAND GARROS, GASTON GAUDIO venceu DAVID NALBANDIAN (o carrasco de GUSTAVO KUERTEN) e GULLERMO CORIA levou um susto do inglês TIM HENMAN, que fez início de jogo impecável, até ser eliminado pelo argentino. CORIA e GAUDIO farão a final da competição. Há 25 anos, a ARGENTINA não conquistava um título do GRAND SLAM. O último foi com GUILLERMO VILAS, no ABERTO DA AUSTRÁLIA, em 1979.

Enquanto forças de segurança se preparavam hoje no centro da capital italiana para enfrentar uma manifestação de protesto de dezenas de milhares de pacifistas, no VATICANO o PAPA JOÃO PAULO II recebia o presidente americano, GEORGE W. BUSH, que ouviu uma dura condenação à guerra no IRAQUE. Com muita dificuldade para ler seu discurso em razão do MAL DE PARKINSON, o PAPA disse que todos querem que a situação no IRAQUE seja rapidamente normalizada, com ativa participação da comunidade internacional e, em particular, das NAÇÕES UNIDAS. E acrescentou, numa referência implícita aos casos de tortura de presos iraquianos em prisões americanas: “Poucas semanas atrás vieram à luz outras ocorrências deploráveis que afetaram a consciência cívica e religiosa de todos e dificultaram o compromisso sereno e determinado em favor dos valores humanos que compartilhamos. Se esses valores não são respeitados, nem a guerra, nem o terrorismo podem ser derrotados”.

Cinco soldados americanos foram mortos e cinco feridos em um ataque de franco-atiradores contra seus blindados quando patrulhavam hoje a rua PALESTINA, perto do bairro xiita de SADR CITY, no leste de BAGDÁ. Com essas mortes, elevam-se para 601 as baixas americanas em combate desde a invasão do IRAQUE, há 14 meses. Não ficou claro se os atacantes eram membros da guerrilha sunita (formada principalmente por partidários de SADDAM HUSSEIN) ou das BRIGADAS MEHDI, do clérigo xiita MUQTADA AL-SADR, que não reconhece o processo de transição política comandado pelos EUA. Hoje, AL-SADR criticou o governo interino formado esta semana, cuja posse será no dia 30 de junho, e insistiu que não aceita nada menos do que uma liderança eleita pela população. No oeste de BAGDÁ, rebeldes dispararam granadas propelidas por foguetes contra uma delegacia de polícia que serve de base para as forças dos EUA. Morreram três iraquianos. Helicópteros sobrevoaram a área durante o ataque que começou depois que tropas dos EUA invadiram casas em busca de rebeldes.

A polícia chinesa deteve hoje pelo menos 20 pessoas na PRAÇA TIANANMEN (PRAÇA DA PAZ CELESTIAL) no 15º aniversário da violenta repressão de estudantes em 1989. Em HONG KONG, o massacre de manifestantes pró-democracia foi lembrado por cerca de 80 mil pessoas que  fizeram uma vigília na PRAÇA VICTÓRIA. Alguns ativistas traçaram paralelos entre a campanha de 1989 e seus atuais esforços para obter de PEQUIM maior liberdade para HONG KONG.

O brasileiro ARLEY RODRIGUES FONTOURA foi vítima, hoje, da onda de violência na REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO (ex-ZAIRE) e teve sua casa e seus pertences queimados por manifestantes que protestavam na capital, KINSHASA, contra a ONU e o governo. As forças de paz são acusadas de serem coniventes com a captura da cidade de BUKAVU – na fronteira com RUANDA – por soldados rebeldes, na segunda-feira, dia 31 de maio. Os rebelados completaram hoje sua saída da cidade, acertada em negociações com as forças da ONU. Em KINSHASA, manifestantes queimaram uma delegacia de polícia e roubaram armas. Um médico do principal hospital da capital disse ter recebido um morto e 15 feridos. ARLEY FONTOURA, gerente de uma madeireira cuja família vive em BELÉM, acredita que foi confundido com um funcionário da ONU. Ele disse que agora tem apenas um celular e as roupas do corpo e está escondido na casa de um amigo. A Embaixada do BRASIL em KINSHASA foi fechada em 1997 e o Ministério de Relações Exteriores não sabe quantos brasileiros vivem no País.

E o humor à italiana vai ficando cada vez mais desfalcado. Nos últimos anos morreram VITTORIO HASSMAN, ALBERTO SORDI e CICCIO INGRASSIA. Agora quem desaparece é NINO MANFREDI. O ator de algumas das melhores comédias de DINO RISI e ETTORE SCOLA morreu hoje num hospital de ROMA. MANFREDI estava hospitalizado havia vários meses, desde que sofreu um derrame. Tinha 83 anos. “Graças à sua criatividade e habilidade artística, conseguiu alternar as atividades de ator, diretor e escritor, retratando a evolução da sociedade italiana das últimas décadas com ironia e sentimento operário”, disse o presidente CARLO AZEGLIO CIAMPI, num comunicado oficial divulgado logo após o anúncio da morte. SATURNINO MANFREDI nasceu em CASTRO DEI VOLSCI, 80 km ao sul de ROMA, em 1921. Como ALBERTO SORDI, fez carreira no rádio e no teatro de revistas, antes de estourar no cinema. Na grande fase dos anos 50 e 60, ele era uma das características importantes da comédia humana italiana. Embora tenha estreado com MONASTÉRIO SANTA CHIARA, de MÁRIO SEQUI, em 1949, suas primeiras participações foram pequenas e, só em 1955, como o barbeiro de OS ENAMORADOS, de MAURO BOLOGNINI, é que começou a despontar. Dois anos depois, colheu um grande sucesso pessoal com SUSANA TODA BOA, de STENO, o antigo parceiro de MONICELLI. E, no ano seguinte, pisou pela primeira vez num set de DINO RISI, mas os protagonistas de VENEZA, A LUA E VOCÊ eram ALBERTO SORDI e MARISA ALLASIO. Só quem viveu aqueles anos em que o cinema italiano (e o francês e o japonês) tinham espaço no mercado brasileiro pode se lembrar dessas mulheres maravilhosas. SOPHIA LOREN e GINA LOLLOBRIGIDA atravessaram décadas, mas MARISA ALLASIO, ANTONELLA LUALDI, SILVA KOSCINA, a hilariante DORIAN GRAY são hoje lembranças de poucos.  Em 1964, voltou ao set de DINO RISI em O CARADURA, dividindo a cena com VITTORIO GASSMAN. Logo em seguida fez o admirável episódio O TELEFONEMA, de AS BONECAS, de novo com direção de RISI e com participação da deslumbrante VIRNA LISI. A partir daí, colocou-se entre os maiores da comédia italiana e fez, com RISI, OS COMPLEXOS, OPERAÇÃO SÃO GENARO, MATA-ME COM TEUS BEIJOS e VEJO TUDO NU. Os críticos gostam de dizer que um de seus melhores papéis foi em PÃO E CHOCOLATE, de FRANCO BUSATI, de 1973, como o imigrante italiano que tenta ser aceito na SUÍÇA. . Em 1974/75 fez com SCOLA o mítico NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO e demolidor FEIOS, SUJOS E MALVADOS. Assim como foi fazer PÃO E CHOCOLATE na SUÍÇA, ele também filmou com LUÍS GARCÍA BERLANGA na ESPANHA (EL VERDUGO, em 1963) e atravessou o ATLÂNTICO para fazer, no BRASIL, três anos mais tarde, um filme que infelizmente não saiu bom –UMA ROSA PARA TODOS, de FRANCO ROSSI, com CLÁUDIA CARNINALE como cabrocha dos morros cariocas. Com CLÁUDIA, fez também o politizado OS CARBONÁRIOS, com direção de LUIGI MAGNI. No começo dos anos 70, MANFREDI ampliou sua base de popularidade ao interpretar, na TV, o papel de GEPETO numa série de sucessos inspirada em PINÓQUIO. LUIGI COMENCINI era o diretor e GINA LOLLOBRIGIDA teve, talvez, seu melhor papel como fada. Pela mesma época, MANFREDI resolveu tentar a direção e o filme, POR UMA GRAÇA RECEBIDA, de 1971, é simplesmente o melhor realizado por toda aquela geração de colegas que também se exercitou por trás das câmeras (SORDI e GASSMAN). POR UMA GRAÇA RECEBIDA é uma jóia de humor e também é um drama que discute a religiosidade dos italianos. No ano passado, 2003, MANFREDI fez o último filme – LA LUZ PRODIGIOSA, de MIGUEL HERMOSO. Em setembro de 2003 deveria ter recebido o LEÃO DE OURO, especial de carreira, no FESTIVAL DE VENEZA. O prêmio foi-lhe efetivamente, atribuído, mas MANFREDI, com a saúde precária, não pôde ir ao LIDO para recebe-lo. Ele foi velado no salão nobre da Prefeitura de ROMA.
      
REVELADA a descoberta de peças de cerâmica datadas de 2.860 a. C., entre as mais antigas já encontradas na AMÉRICA. Um laboratório americano datou os fósseis e identificou traços de vegetais nos objetos, o que revela o uso doméstico das peças. A descoberta foi realizada por pesquisadores do Laboratório de Arqueologia da Universidade do Sul de SANTA CATARINA, em CAMPOS NOVOS.

2 005  :  --  SÁBADO    2H 82 /1 314 DVD – Vol. II
APONTAR OS ERROS ALHEIOS É UMA TEMERIDADE, ESPECIALMENTE NUM MUNDO ONDE POUCAS PESSOAS SE ATREVEM A ASSUMIR IMPERFEIÇÕES. PORÉM, QUANDO A ATITUDE É SINCERA, APONTAR OS ERROS ALHEIOS É UMA NECESSIDADE PARA EVOLUIR.
Levanto tarde neste sábado. Na biblioteca, procuro concatenar a documentação que logo depois passaria para o computador. Atendo um telefonema do TENENTE BARRETO. Combino com ele uma visita ao Quartel do Comando Geral para levar um pedido de lanceiros e de uma seção da banda de música para o dia 9 de julho, numa solenidade que acontecerá no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. Também quero saber como está a programação do 9 DE JULHO, que será feita pela 3 ª Seção de Estado-Maior.
Parece que o tempo passou rapidamente. Estou completando QUARENTA E SETE ANOS de Polícia Militar. O 4 de junho de 1958 é relembrado por mim logo que começo a ler as minhas memórias. Muita coisa vem à mente em poucos minutos. O tempo é inexorável. Vai levando para cada vez mais longe os episódios de minha vida profissional. Como conselheiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, empenhado numa revitalização completa dessa instituição, estou ligado à Polícia Militar do século XXI, angariando novos associados para a Entidade a qual faço parte há mais de nove anos. Acompanho a movimentação dos novos oficiais, atualizo o almanaque dessa classe e mantenho contato com vários deles. Além do mais, estou ligado também à Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO, a nossa última trincheira.  

A procuradora do Estado CAMILA PIRES PEREIRA, de 27 anos, foi morta por volta das 21 horas de ontem, com um tiro no rosto. O crime aconteceu quando ela chegava em casa, no bairro do BOQUEIRÃO, em SANTOS. O autor do disparo fugiu em seguida. CAMILA voltava de SÃO PAULO, onde trabalhava em uma Vara da Família, quando foi abordada por um homem, na porta da casa onde vivia com os pais, na rua LIBERDADE. O acusado efetuou o disparo e fugiu com a bolsa da procurador. O irmão da vítima, THIAGO PIRES PEREIRA, que estava saindo de casa na mesma hora em que a irmã chegava, observou a troca de algumas palavras do marginal com CAMILA, enquanto manobrava seu carro, um PÁLIO, na rua. Quando o assalto ocorreu, ele já tinha saído, mas ouviu o disparo e chegou a ver o bandido fugindo com a bolsa da irmã. Chegou a perseguir o assaltante, que atirou contra o carro de PEREIRA. Essa bolsa foi encontrada a poucos metros do local do crime.

O governador GERALDO ALCKMIN nomeou uma procuradora ligada ao sistema penitenciário para a presidência da FEBEM. BERENICE MARIA GIANELLA, secretária-adjunta da Secretaria da Administração Penitenciária, assume a nova função na segunda-feira, dia 6 de junho. Ela, que foi corregedora-geral do Sistema Penitenciário do Estado, assume o cargo na pior crise da instituição, que acumula 1.022 fugas e 28 rebeliões somente neste ano.  A Fundação estava sem presidente desde o dia 14 de maio, quando o promotor ALEXANDRE DE MORAES – também responsável pela Secretaria da Justiça – deixou o cargo para assumir uma vaga no Conselho Nacional de Justiça.

FABÍOLA MOLINA conquistou a medalha de ouro nos 50 metros costas, na etapa de BARCELONA do circuito MARE NOSTRUM DE NATAÇÃO. Ela completou a prova em 29s49. Outra brasileira, FLÁVIA DELAROLI, ficou com a prata nos 50 metros livre.

Franzina, com histórico de problemas físicos desde criança, JUSTINE HENIN-HARDENNE transformou-se numa gigante do tênis. Confirmou uma das mais sensacionais voltas ao circuito da história ao conquistar, hoje, o título de ROLAND GARROS. Passou com facilidade pela francesa MARY PIERCE e comemorou seu quarto troféu de GRAND SLAM com emoção especial. JUSTINE teve a carreira ameaçada por uma doença rara, de difícil diagnóstico, uma espécie de vírus no sangue. Ainda sofreu  uma lesão no joelho. Em março, retomou o circuito e, desde então, só perdeu nas quartas-de-final de MIAMI. Depois, venceu os torneios de CHARLESTON, VARSÓVIA, BERLIM e agora o maior, PARIS.

PRESO ALMULA MAHDI, um dos mais importantes líderes do grupo fundamentalista islâmico ANSAR AL SUNA, que atua no norte do IRAQUE. Em MOSSUL.

2 006   :    - DOMINGO
É meu hábito ler minhas memórias tão logo comece o dia. Desta vez retorno a 4 de junho de 1958, quando começa a minha vida como soldado estagiário na então FORÇA PÚBLICA. Tinha me submetido a exames para ingresso na Corporação como sargento escrevente e, antes de receber as divisas de sargento, em outubro de 1958, teria de me submeter também a meses de estágio como soldado e cabo. Mas essa é uma época saudosa que se afasta de mim há quarenta e oito anos. O tempo transcorreu muito depressa. Hoje, como secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, freqüentando os quartéis, tal como no dia 2 de junho, numa reunião preparatória para as solenidades de 9 de Julho, posso acompanhar de perto a evolução da Corporação que me acolheu há 48 anos atrás.

Hoje faz 25 anos que o mundo se deu conta da existência da AIDS, um dos males que hoje mais matam no mundo e que, apesar dos esforços da ciência, continua sem cura. No dia 5 de junho de 1981, exames médicos realizados em homens homossexuais dos EUA que sofriam de estranhos tipos de câncer de pele e pneumonia constataram a existência de uma síndrome que comprometia todo o sistema imunológico e podia ser transmitido de uma pessoa para outra. Desde aquele primeiro alerta, a síndrome da imunodeficiência adquirida matou mais de 25 milhões em todos os continentes. Apesar de os pesquisadores dizerem que está desacelerando, a epidemia não perdeu o fôlego em algumas regiões do planeta, principalmente na ÁFRICA, o continente mais afetado. Na região mais pobre da região, ao sul do DESERTO DO SAARA, 24,5 milhões estão infectados com o vírus da imunodeficiência humana, o HIV.

 Quando SUZANE VON RICHTHOFEN e os irmãos DANIEL e CRISTIAN CRAVINHOS DE PAULA E SILVA entrarem amanhã no plenário do 1º Tribunal do Júri da BARRA FUNDA, na zona oeste de SÃO PAULO, seu julgamento já terá entrado para a história como um dos mais concorridos do BRASIL. Pelo menos 5.000 interessados se inscreveram no Tribunal de Justiça para participar do sorteio que escolheu as 80 pessoas que poderão assistir ao júri na platéia destinada do público. No total, cerca de 240 pessoas estarão no plenário, entre os envolvidos, seus advogados, parentes, júri, policiais, público e jornalistas. O crime foi um dos que mais chocou a sociedade brasileira nos últimos anos: os três são acusados pelo assassinato dos pais de SUZANE, MANFRED e MARÍSIA VON RICHTHOFEN, em 31 de outubro de 2002. O casal foi morto a pauladas, enquanto dormia em casa, pelos dois rapazes. SUZANE teria ajudado a planejar o assassinato, facilitado a entrada da dupla na sua casa e ajudado a simular uma cena de roubo. A moça era namorada de DANIEL. Os três confessaram o crime. Eles vão responder por duplo homicídio com quatro qualificadoras: motivo torpe, recurso que impossibilitou a defesa das vítimas, meio cruel e ação mediante pagamento ou promessa de recompensa. O julgamento começará às 13 horas e, segundo previsão do juiz ALBERTO ÂNDERSON FILHO, deverá durar três dias. Não há chances de ser adiado. A Justiça negou por duas vezes esse pedido feito pelos advogados de SUZANE. Mas há a possibilidade de o júri ser dividido. Nesse caso, apenas o julgamento de SUZANE ou o dos CRAVINHOS começaria amanhã. Para a parte dispensada, seria escolhida uma nova data. Se a cisão ocorrer, o promotor ROBERTO TARDELLI deverá optar por manter amanhã o júri de SUZANE.

Na manhã deste domingo, preparo um pequeno relatório para o presidente GINO STRUFFALDI que, pela internet, pede-me para dizer onde fica exatamente o TÚNEL DA MANTIQUEIRA, quais os principais combates ali acontecidos. Também quer ele os nomes de outras localidades nas demais frentes de combate da Revolução de 1932.
Depois, leio os jornais O ESTADO DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE, AGORA e DIÁRIO DE SÃO PAULO. Dou uma passada d´olhos nas revistas VEJA, ÉPOCA e ISTO É, de onde extraio os principais acontecimentos da semana que passou, lançando-as em minhas memórias. A outra parte de minhas atividades é imprimir as páginas dos dias da semana passada, organizando os livros que vão de 24 a 27 de maio, de 28 a 31 de maio e os dias 1 º e 2 de junho. Isso me leva até a noite deste domingo.

DIÁRIO OFICIAL DE 4 DE JUNHO DE 2006 PUBLICA AS TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA DOS TENENTES-CORONÉIS PM ANTÔNIO SÉRGIO PALAZZI (Comandante do 21º BPMM) e DANTON VIEIRA VASCO FARIAS (do CPI-1).
TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO SÉRGIO PALAZZI nasceu no dia 13 de junho de 1950. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 8 de maio de 1969. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1980; 1º Tenente – 24 de maio de 1985; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 25 de agosto de 2000; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2005.
TENENTE-CORONEL PM DANTON VIEIRA VASCO FARIAS nasceu em 17 de fevereiro de 1954. Entrou para a PMESP em 3 de agosto de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1980. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1981; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1985; Capitão – 24 de maio de 1990; Major – 24 de maio de 2002; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2006. 

A seleção brasileira encerrou com o pé direito a preparação para a COPA DO MUNDO DA ALEMANHA, ao vencer a NOVA ZELÂNDIA por 4 a 0, na tarde deste domingo, em GENEBRA. RONALDO, ADRIANO, KAKÁ e JUNINHO PERNAMBUCANO marcaram os gols que entusiasmaram ainda mais os jogadores para a estréia na COPA, dia 13, contra a CROÁCIA. RONALDO foi substituído por causa de dores causadas por bolhas no pé esquerdo. Depois do jogo, a seleção viajou para a ALEMANHA, onde foi recebida com flores.

O PALMEIRAS de WENDEL sofreu hoje sua oitava derrota no CAMPEONATO BRASILEIRO em dez rodadas. Desta vez, o seu algoz foi o ATLÉTICO PARANAENSE, que venceu por 2 a 0. O PALMEIRAS segue na zona de rebaixamento. O FLAMENGO afunda o TIMÃO por 2 a 0. OUTROS RESULTADOS: VASCO 2 x SANTA CRUZ 1; PONTE PRETA 3 x FIGUEIRENSE 0; GOIÁS 1 x PARANÁ 2; JUVENTUDE 1 x SÃO PAULO 1; SANTOS 0 x BOTAFOGO 0.

Parecia BRASIL. Os alemães fizeram uma festa brasileira nas ruas de KÖNIGSTEIN ao recepcionar os jogadores da seleção de PARREIRA na chegada à cidade, nesta noite. Mais de 500 pessoas festejaram a passagem do ônibus da delegação pela FALKENSTEINER STRASSE, principal via de acesso ao Hotel KEMPINSKI, que acolherá a equipe nas próximas duas semanas. No hotel, uma comitiva formada por funcionários alemães, tocava chocalhos e, com bandeiras, recepcionou os jogadores com o já típico bordão brasileiro: “Ah, eu to maluco”. A delegação chegou às 19,20 horas (horário de BRASÍLIA), passou rapidamente pelo prefeito LEONHARD HELM e entrou no hotel. Quando o ônibus verde-amarelo apareceu no começo da FALKENSTEINER STRASSE, a torcida alemã delirou. Curiosamente, há uma lei na cidade que proíbe qualquer manifestação barulhenta aos domingos depois das 14 horas. Hoje, a prefeitura liberou para a festa. De tão enfeitada, parecia uma rua brasileira. No asfalto, estava escrito o nome de todos os jogadores. A manifestação carinhosa, de certa forma, coincide com a confiança demonstrada pelos jogadores brasileiros na chegada à ALEMANHA. O avião fretado que trouxe a equipe de GENEBRA pousou na pista do Aeroporto Internacional de FRANKFURT às 18:16 horas. E seguiu para o setor de desembarque exclusivo de seleções que vêm para a COPA. Mais de 200 jornalistas aguardavam. 

RODRIGO SILVA NETO, de 29 anos, guitarrista da banda de rock DETONAUTAS, foi morto hoje à noite numa tentativa de assalto na Avenida MARECHAL RONDON, no bairro do ROCHA, zona sul do RIO. Ele estava dirigindo seu ASTRA preto, acompanhado do irmão, RAFAEL, e da avó, MARIA DA SILVA NETO, de 87 anos. Um outro ASTRA teria emparelhado com o carro de RODRIGO, na tentativa de roubá-lo. O guitarrista teria acelerado, para tentar fugir, e os bandidos abriram fogo. RAFAEL foi atingido por dois tiros, num dos braços e nas costas. Também foi baleada pelos bandidos GERALDA MARLI VIEIRA, de 55 anos. Ela estava em um ponto de ônibus com a neta, de 3 anos, no colo. A criança não ficou ferida. RAFAEL foi levado para o Hospital do ANDARAÍ, onde estava sendo operado no final da noite. GERALDA foi atingida de raspão no supercílio e levada para o Hospital SOUZA AGUIAR, no centro.

O ex-presidente ALAN GARCÍA, do Partido Aprista Peruano, venceu hoje o segundo turno da eleição presidencial peruana, de acordo com a contagem rápida da Organização Civil Transparência, entidade independente observadora da lisura do processo eleitoral. Ele obteve 52,4% dos votos, enquanto seu rival, o candidato nacionalista OLLANTA HUMALA, da coalizão UNIÃO PELO PERU, ficou com 47,6%. A projeção é parecida com a do instituto de pesquisa APOYO, que deu 52,7% a GARCÍA e 47,3% a HUMALA. Logo depois da divulgação do resultado das primeiras projeções, GARCÍA deixou sua casa em SAN ISIDRO e se dirigiu à sede de campanha, onde um palanque foi montado em apenas 50 minutos e uma multidão de partidários o esperava.

A esperada nomeação dos ministros do Interior e da Defesa do novo governo iraquiano foi novamente adiada hoje, quando o IRAQUE enfrentou mais um dia de violência que deixou pelo menos 40 mortos. No episódio mais sangrento um grupo de homens armados interceptou um microônibus na localidade de AYIN LAYLA, 100 km ao norte da capital, retirou os passageiros do interior do veículo e passou a atirar neles. Pelo menos 20 morreram ali mesmo – entre eles crianças, mulheres e estudantes. Em BARSA, reduto xiita, forças do Exército e da polícia iraquiana foram acusadas do massacre de 16 civis sunitas. Segundo um líder religioso local, os soldados e agentes cercaram uma mesquita, a de AL ARAB, e lançaram granadas de morteiros no interior do edifício. A região de BASRA tem sido cenário de sangrenta onda de violência sectária nas últimas semanas, envolvendo xiitas e sunitas. Em HATANIA, 70 km a oeste da capital, um grupo de mascarados fuzilou dois civis à queima roupa, enquanto a polícia iraquiana encontrava 17 cadáveres de civis em vários pontos de BAGDÁ – mortos à bala e apresentando sinais de tortura. Ainda hoje, o Exército dos EUA admitiu ter matado na sexta-feira “por engano” três civis iraquianos durante exercícios de tiro ao norte de BAGDÁ.   

2 007   :     -     SEGUNDA-FEIRA
Dona ALZIRA WOLFF telefona-me, logo cedo, dizendo que o Professor NATHANAEL, da C.I.E.E, está me esperando às 10 h da próxima quarta-feira,  na sede daquela Instituição, na Rua TABAPUÁ. Faço vê-la que esse meu deslocamento para tal lugar fica completamente fora de mão. Ela quer que eu faça uma palestra para a ONG “MULHERES DA VERDADE” e tomou a liberdade de marcar essa audiência. Surge um impasse que precisa ser resolvido: como chegarei na Rua TABAPUÃ sem carro. Depois, ela fala com a secretária do Professor NATHANAEL e esta liga para mim. Quer saber o motivo da conversa com o professor. Passo-lhe a intenção da dona ALZIRA e isso será estudado.
Esta é uma segunda-feira bem desagradável. Não estou de bom humor e as conversas de dona ALZIRA, tomando a iniciativa de marcar a audiência sem meu conhecimento não me agrada. Na cidade de SÃO PAULO, passo pelo BANESPA, para ativação do talão de cheques. Depois, no MMDS, faço ver que minhas atividades na Sociedade Veteranos de 32-MMDC não estão me deixando com tempo para me dedicar às coisas da Entidade. Dessa maneira, deixo a parte administrativa a cargo do COLOMBO, com a ajuda do OLIVEIRA. VICTÓRIO cuidará mais do arquivo. Não tenho tempo de conversar muito com os oficiais, pois combinei estar no MMDC por volta das 14 horas.
Na Sociedade, tenho a surpresa de ver o CAPITÃO COSTA E SILVA e um auxiliar cuidando da instalação de uma impressora que ele arrumou para o MMDC, bem como dos equipamentos necessários para que os computadores e as impressoras estejam funcionando a contento. Eles ficam trabalhando nisso enquanto levo o GINO para conversar com PAULO BOMFIM no Tribunal de Justiça.
PAULO BOMFIM não poderá comparecer na Assembléia Legislativa na sessão solene em homenagem à Colônia Italiana. Ele irá à festa de aniversário de seu amigo ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES. Também lhe exponho o pedido que fiz, através de um ofício ao governador, para que seja entregue neste ano o COLAR IBRAHIM NOBRE.
Deixo o GINO na Praça da Sé e vou para a Associação Comercial. Ali, respondendo pelo MMDC, encontro uma situação inusitada. A presidência está a cargo do VIVIANO FERRANTINI e o secretário “ad hoc” é o ELÓY GONÇALVES DE OLIVEIRA. Eles explicam que o FRANCISCO GIANNOCCARO vive um momento difícil (um irmão sofreu um acidente de carro e está com traumatismo craniano, em estado de coma). A solenidade de 2 de julho, que se pretendia fazer no Pátio do Colégio, será realizada na plenária da Associação Comercial. Expresso a minha insatisfação em não ver na programação as homenagens que seriam feitas à Polícia Militar e ao Cmt Geral. Na reunião extraordinária ficara acertado que isso seria feito e levei ao conhecimento da 5ª Seção EM/PM, pedindo o currículo do CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ e o histórico da PMESP. Como desfazer esse impasse criado pela Associação Comercial? O VIVIANO e o ELÓY irão levar ao Presidente da ACSP essa situação bastante constrangedora. Estão presentes na reunião de hoje: ALFREDO BRUNO JÚNIOR, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, OG POZZOLI, GAETANO BRANCATI LUIGI, GIAMBATTISTA SERRA DI NERVI, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, JORGE LUIZ DA COSTA, MILTON FERNANDES, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, MAJOR PM Ref PÍCOLI, HELIODORO, MILTON, VALDIR ABDALLAH, FRANCES DE AZEVEDO, PAULA BRAGA VISCAINO.
Outro assunto tratado é sobre a colocação de um mastro eletrônico para hasteamento da Bandeira Nacional defronte do Monumento do IPIRANGA. Fala-se sobre o feito histórico do JAHÚ, na travessia do ATLÂNTICO SUL e o OG POZZOLI dá uma verdadeira aula de história para nós. Essa reunião é um tanto atípica, mas foi boa. Termina por volta das 17 horas. Não dá para retornar ao MMDC.
Regresso a GUARULHOS, sentindo que não posso ir até a Assembléia Legislativa. O GINO fica um tanto chateado, mas acontece que moro muito longe do IBIRAPUERA e iria me sacrificar numa solenidade que não é aquilo que o GINO pensa. Pouca coisa irá se falar sobre a Revolução de 32, inclusive com o cerceamento à palavra ao PAULO BOMFIM, que é uma desfaçatez (a sorte é que o PAULO explicou que não poderá ir nesse evento). Como é que ficaria se ele lá comparecesse? 
Em casa encontro LUCINDA preocupada com a filha. MARLENE andou se metendo em bancar a costureira e a posição em que passou o dia todo lhe causou problemas nos rins.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA deixará a ÍNDIA amanhã, sem um acordo de cooperação na área de biocombustíveis. O governo brasileiro conseguiu apenas iniciar a negociação sobre transferência de tecnologia para cultivo de cana-de-açúcar em troca do aumento das exportações de etanol para a ÍNDIA. LULA declarou que espera a participação de empresas indianas em projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O presidente disse hoje na ÍNDIA que ao voltar ao BRASIL tratará a questão entre o Senado brasileiro e o presidente venezuelano HUGO CHÁVEZ.

A Polícia Federal fez hoje busca e apreensão na casa de GENIVAL INÁCIO DA SILVA, o VAVÁ, de 64 anos, irmão mais velho do presidente LULA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. Foi parte da OPERAÇÃO XEQUE-MATE, que investiga a máfia dos caça-níqueis. Em 2005, VAVÁ foi acusado de intermediar pedidos de empresários junto a prefeituras petistas, estatais e órgãos federais. Como a OPERAÇÃO XEQUE-MATE corre em segredo, a PF só informou que 77 pessoas foram presas em seis Estados.

O Comando da Aeronáutica que levar para a Justiça Militar o julgamento dos quatro controladores de vôo que são acusados na Justiça Comum de responsáveis pelo acidente entre o BOEING da GOL e o LEGACY. “É uma troca: o caso deles vai para a Justiça Militar e eles não falam mais em desmilitarização do sistema”, disse o deputado IVAN VALENTE. A Aeronáutica só abriu na semana passada inquérito policial militar sobre o caso.

Um engenheiro de 48 anos foi baleado duas vezes ao tentar salvar sua amiga, uma professora de 46 anos, de um tiroteio ocorrido durante uma tentativa de assalto à agência do BRADESCO do LARGO SANTA CECÍLIA, por volta das 14:30 horas de hoje. JULIANA SILVA RIBEIRO nada sofreu além de uma queda, ao ser empurrada por CARLOS AUGUSTO DE ABREU FREITAS. O engenheiro está internado na SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, onde passou por uma cirurgia para a retirada das balas.

2 008     :    -     QUARTA-FEIRA
Meio século de vida na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Entrei para a então FORÇA PÚBLICA no dia 4 de junho de 1958. Num dia frio de junho de 1958, na Escola de Educação Física, tornava-me soldado escrevente estagiário. Depois de dois meses me tornava cabo (4 de agosto) e no dia 4 de outubro era promovido a 3º Sargento Escrevente. No ano seguinte, em fevereiro, conseguia me tornar aluno-oficial e começava o curso preparatório para oficiais. Numa carreira cheia de trabalhos, fui alcançando os postos da hierarquia até chegar a coronel em 11 de março de 1988. Somente passaria para a reserva em 14 de dezembro de 1991.

Numa manhã chuvosa vou me encontrar com o CORONEL MENDES na Rua PEDRO VICENTE por volta das 9 horas. Vamos para o Monumento Mausoléu. O GINO STRUFFALDI já está nos aguardando. Combinamos com o Senhor GERALDO FARIA MARCONDES um encontro nesse lugar. O Monumento está fechado porque o CABO PAULO foi ao dentista. O MENDES aciona o batalhão de área e um sargento vem abrir a porta do Obelisco.
Enquanto aguardamos a abertura da porta vou até a parte externa do Obelisco e vejo funcionários de uma firma contratada pela Polícia Militar quebrando todas as lajes do piso para a colocação de uma manta a fim de impedir infiltração d´água. Finalmente está sendo realizado um trabalho que deveria ter sido feito em 2002, quando começou o restauro do Monumento.
GERALDO FARIA MARCONDES vem acompanhado de seu sobrinho LUIZ FERNANDO, do Banco DAYCOVAL, bem como do Senhor MÁRIO CUESTA, diretor do GRUPO ESCALA. A repórter ESTELA, da revista FLASH NEWS, acompanha o diretor do ESCALA, a fim de tomar dados sobre o Monumento. A idéia do Senhor MÁRIO CUESTA é ajudar no restauro do Monumento. Explicamos que hoje a administração do Obelisco está nas mãos do Diretor Logístico da PMESP, CORONEL PM ROBERT EDER, conforme determina o Decreto que estabeleceu o convênio entre Estado, Prefeitura e Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
As pessoas trazidas por MARCONDES querem conhecer a cripta do Monumento e fazem diversas perguntas a respeito do histórico do mesmo.
Mais tarde, já deixando o Monumento, o MENDES vai nos levar até o COMANDO SUDESTE. Ele leva o ofício que solicita ao Comandante a indicação de dois oficiais generais para o recebimento da Medalha CONSTITUCIONALISTA no dia 9 de Julho. Conversamos com o CORONEL ÉDISON LUIZ DA RODA, com o TENENTE-CORONEL FALCÃO e outros oficiais.
MENDES leva o GINO até sua residência. Dona DINORÁH trata-nos muito bem. Discutimos alguns assuntos. MENDES deixa-me na estação do metrô SÃO JOAQUIM e vai para a maçonaria.
Na Sociedade, tenho muito trabalho. Não dá nem para almoçar. São vários telefonemas sobre os mais diversos assuntos. Recebemos hoje as visitas do CORONEL ARY CANAVÓ, Professora MARIA ODETTE, TENENTE GONÇALVES e outras pessoas.
A repórter ESTELA manda-nos um e-mail para que encaminhemos a ela, conforme o combinado, do histórico do Monumento Mausoléu e a poesia de GUILHERME DE ALMEIDA – ORAÇÃO ANTE A ÚLTIMA TRINCHEIRA.
Somente depois das 17 horas é que consigo me desembaraçar dos problemas da Sociedade. O TENENTE GONÇALVES vai se casar no dia 22 de agosto e quer que se cruzem as espadas no ato religioso. 

Comentamos muito a grande besteira cometida pelo CORONEL PM Res CLEMENTE. Abaixo está a mensagem que recebi pela Internet:

Bom dia caros amigos

Ainda estou perplexo com este ocorrido, em especial por conhecer o Clemente e sua esposa Sonia em convívio nas colônias da AOPM e diante do excelente relacionamento do casal jamais esperaria esta tragédia familiar.
Fatos desastrosos como este envolvendo oficiais e praças da Corporação, em especial inativos, em casos de separações conjugais, de qualquer natureza, e em momentos de forte depressão cometem atos inesperados, infelizmente não são tão incomuns, por se ter sempre uma arma ao lado e a disposição.
Devemos repensar a real necessidade e a utilidade de um instrumento tão letal ao nosso lado, principalmente quando a vida nos surpreende ao alterar os nossos projetos de felicidade.
Vamos nos aproximar dos amigos que por ventura saibamos que estejam passando por momentos difíceis e afastar destes, mesmo que momentaneamente a sua arma, pois a mente humana por mais lúcida que seja sofre lampejos de loucura por uma provação não esperada e um instante pode dar um desfecho tão cruel às famílias e a tristeza de todos nós como no presente caso.
Pensem nisto com seriedade. Abraço a todos.
Ten Cel Res PM Moraes (Turma 76) 

04/06/2008 - 03h49

Coronel da reserva mata mulher e tenta suicídio em SP

 Ricardo Valota - São Paulo
  
O coronel reformado da PM, José Carlos Clemente, de 59 anos, matou a mulher durante uma discussão na noite de ontem e, em seguida, tentou suicídio. O crime ocorreu num prédio na rua Borges de Barros, Vila Madalena, zona oeste da capital paulista, onde a vítima passou a morar com uma filha em função do processo de separação do casal.
Armado, Clemente atirou contra a mulher e depois tentou se matar. Testemunhas afirmam que ouviram vários gritos e, na seqüência, os disparos.
A mulher do coronel morreu no local. A Polícia Militar foi acionada pelos vizinhos por volta das 21h. Clemente foi encaminhado para o Hospital das Clínicas, onde passou por cirurgia e está internado em estado grave. O ex-policial militar tentou suicídio atirando contra o queixo. O caso foi registrado no 14º Distrito Policial de Pinheiros.
O CORINTHIANS deu importante passo rumo ao tricampeonato da COPA DO BRASIL. Campeão em 1995 e 2002, o TIMÃO venceu o SPORT por 3 a 1, nesta noite, no MORUMBI, na partida de ida da grande final. Com o resultado, o ALVINEGRO pode perder por até um gol a partida de volta, dia 11, na ILHA DO RETIRO.
O título parecia definido até os 45 minutos do segundo tempo, quando os paulistas venciam por 3 a 0. Porém, o atacante ENILTON descontou aos 45 e recolocou o time pernambucano na briga. Enquanto se concentra para o segundo e decisivo jogo, o CORINTHIANS terá de enfrentar o GRÊMIO BARUERI, sábado, em BARUERI, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Já o SPORT recebe o PALMEIRAS, no Campeonato Brasileiro, Série A.

O FLUMINENSE conseguiu hoje dois feitos inéditos: foi o segundo time brasileiro a eliminar o temido BOCA JUNIORS na fase final da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA (o primeiro foi o SANTOS, na decisão de 1963) e, de quebra, chegou pela primeira vez em sua história à decisão da competição, ao bater os argentinos por 3 a 1.
O outro finalista da competição é a LDU. Na terça-feira, dia 3 de junho, a equipe empatou em 0 a 0 com o AMÉRICA, em QUITO, e garantiu a vaga na decisão.

O mineiro BRUNO SOARES, ao lado do sérvio DUSAN VERNIC, enfrentará amanhã o peruano LUÍS HORNA e o uruguaio PABLO CUEVAS na semifinal de duplas em ROLAND GARROS. Na chave de simples, ROGER FEDERER bateu FELIPE GONZÁLEZ e vai pegar na semifinal o francês GAEL MONFILS. Entre as mulheres, DINARA SAFINA e SVETLANA KUZNETSOVA também avançaram à semifinal.

O diretor e dois delegados da Corregedoria do Departamento de Trânsito de São Paulo foram afastados hoje por suspeita de envolvimento no esquema de venda de carteiras de motorista falsas em FERRAZ DE VASCONCELOS, na GRANDE SÃO PAULO. A fraude foi desmantelada ontem por uma força-tarefa do Ministério Público. Na operação denominada CARTA BRANCA, 19 pessoas foram presas. Entre elas, estão o delegado titular de FERRAZ, JUAREZ PEREIRA CAMPOS, e o investigador-chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) da cidade, APARECIDO DA SILVA SANTOS.
O Corregedor FRANCISCO NORBERTO ROCHA DE MORAES deixa o DETRAN-SP e vai para a Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo. Em seu lugar, assume MARIA INÊS VALENTE, que estava na Academia.
Os delegados VLADEMIR CONSTANTINO OLIVEIRA e FRANCISCO GASTÃO LUPPI DE CASTRO FILHO foram substituídos por DIRCEU GELK JÚNIOR ATTIE, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e RICARDO AMBRÓSIO FAZZANI BINA, do Departamento de Polícia Judiciária da Capital.  

BARACK OBAMA venceu a guerra, mas ainda tem uma árdua batalha pela frente. Depois de conquistar, ontem, o número suficiente de delegados para ser confirmado como candidato democrata às eleições presidenciais de novembro, o senador por ILLINOIS precisa escolher o vice-presidente perfeito, capaz de unificar o partido (dividido por uma longa batalha interna) para a disputa contra o republicano JOHN McCAIN. O primeiro nome da lista, ao que parece, ainda é o da ex-rival de OBAMA, a senadora por NOVA YORK, HILLARY CLINTON. Hoje, o primeiro negro a disputar a presidência dos EUA ligou para a ex-primeira-dama dizendo que gostaria de “sentar para conversar” com ela, quando a senadora “se sentisse preparada”, mas nenhuma reunião foi agendada. Os dois se encontraram pela manhã, mas conversaram rapidamente e não decidiram nada.
HILLARY, que entrou na disputa há 17 meses, como franca favorita, não admitiu a derrota. Ela afirmou que consultará líderes partidários e simpatizantes para decidir quais serão seus próximos passos na campanha.   

O israelense ELIOR NIAM HEN, líder de uma seita religiosa que utiliza meios cruéis para educar e corrigir crianças, foi preso hoje por agentes da Polícia Federal, no bairro do BOM RETIRO, em SÃO PAULOL. HEN é um dos principais criminosos procurados pela Justiça de seu país e estava na capital paulista desde março, vindo do CANADÁ.
Segundo a INTERPOL ele pretendia fixar residência em SÃO PAULO, já que trouxe a mulher e os quatro filhos do casal, que têm entre três meses e cinco anos. A família escolheu o BOM RETIRO para se esconder por ser um reduto da comunidade israelense. HEN quase não saia de casa e também não trabalhava. Tudo o que precisava ser feito na rua ficava a cargo da mulher dele.

2 009       :     -    QUINTA-FEIRA
Não repetirei as palavras que já constam em minhas memórias acerca de minha entrada na antiga FORÇA PÚBLICA em 4 de junho de 1958. Apenas, saudosista, relembro aqueles dias de abril, maio e junho, difíceis para mim, lutando para entrar na Corporação. São recordações boas e sofríveis. Passei maus momentos, sem ter a quem socorrer, a não ser ao meu preparo intelectual, que devo a meus pais. São 51 anos passados. O triunfo tem muito mais sabor quando é atingido com sacrifício. 
O CORONEL RICARDO JACOB, assessor do MAJOR OLÍMPIO, deputado estadual, combinou com o nosso presidente um encontro no CAMPO DE MARTE, por volta das 15 horas, no ANGAR DA ARISTEK. Será realizada uma gravação de TV ABERTA, falando sobre segurança em vôos de helicópteros com o comandante ROCHA e o MAJOR TADEU. Não sei qual será a participação do GINO nessa entrevista.
MARINEI diz que seu marido ofereceu, em nome de seus antigos patrões, algumas mesas para a Sociedade. Como o Tribunal de Justiça, na pessoa do MAJOR PM PIRES, que ficou de trazer os móveis para a Sociedade, “esfriou” completamente, acredito que esses móveis, que o VANDER pretende trazer para nós, no final da semana, serão de bom agrado.
Na Sociedade atendemos dona NILZE MAZZEI RAFFO GREGORIS. Ela traz as cinzas de seu pai, ROBERTO RAYMUNDO RAFFO, ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 1932, falecido em 28 de outubro de 1989, com 75 anos. Foi nosso associado número 1.221, admitido em 23 de setembro de 1957. Nasceu no dia 18 de abril de 1914.
Numa tarde fria vou deixar o MMDC um pouco depois das 16 horas. Está acontecendo a posse do Desembargador LUIZ ANTÔNIO CARDOSO, na Sala Desembargador PAULO COSTA (Salão do Júri) no 2º andar do Palácio da Justiça. Tinha dito ao GINO que iria representá-lo. Mas vim sem terno e não tenho condições de comparecer nesse lugar.
Hoje, a 4ª CAMINHADA 9 DE JULHO está saindo de RUBINÉIA em direção a JALES, passando por SANTA FÉ DO SUL, TRÊS FRONTEIRAS, SANTANA DA PONTE PENSA, SANTA SALETE e URÂNIA. Haverá uma solenidade na Câmara Municipal de JALES às 20 horas.
Em casa, encontro LUCINDA com resfriado. Isso é proveniente de sua saída, ontem à noite, para ir à festa de aniversário da KÁTYA EL MOUALLEN. 
O Diário Oficial de hoje publica duas transferências para a reserva: CAPITÃO Dent PM DALTON DOS SANTOS PESQUEIRA, servindo no CPA/M-3 e CAPITÃO QAOPM LUCÉLIO VITÓRIO CROSARIOL, do CCB.
Um dia após a morte de um torcedor do CORINTHIANS, em briga ocorrida na MARGINAL DO TIETÊ, perto da PONTE DAS BANDEIRAS momentos antes do jogo contra o VASCO pela semifinal da COPA DO BRASIL, a Polícia Civil apresentou 32 detidos. Dez foram liberados hoje mesmo e os 22 restantes eram corintianos. Desses, 12 adultos e um menor foram autuados em flagrante por formação de quadrilha, rixa com morte e danos ao patrimônio. Os outros oito serão ouvidos e possivelmente autuados pelos mesmos crimes. Todos vão ficar presos. Segundo o Ministério Público Estadual, é a primeira vez que houve prisão em flagrante envolvendo torcedores.

O SANTOS segue com a invencibilidade e como o melhor time paulista no BRASILEIRO, mas, se não tivesse falhado tanto, hoje, teria conquistado mais três pontos e pulado para a vice-liderança da competição. O empate por 3 a 3 com o SANTO ANDRÉ, no ABC, manteve a equipe da VILA BELMIRO no terceiro lugar, com os mesmos 9 pontos do VITÓRIA, mas com um jogo a mais.

Definida a final feminina de ROLAND GARROS. E será 100% russa. As zebras não apareceram e deu a lógica: SVETLANA KUZNETSOVA enfrentará DINARA SAFINA no dia 6 na quadra central de PARIS. A primeira garantiu sua vaga eliminando a australiana SAMANTHA STOSUR. A segunda bateu a eslovaca DOMINIKA CIBULKOVÁ.

Em assembléia realizada no fim da tarde, o sindicato dos professores da Universidade de São Paulo decidiu a partir de amanhã aderir à greve iniciada pelos funcionários há um mês. Cerca de 80 docentes votaram a favor da paralisação, 9 foram contra e houve 9 abstenções. Além da pauta de reivindicação salarial, lês protestam contra a presença da Polícia Militar no campus, chamada para cumprir uma ação judicial de reintegração de posse da reitoria, que teve as entradas bloqueadas por funcionários.  

Com um apelo para um novo começo nas relações entre os ESTADOS UNIDOS e o mundo islâmico, o presidente BARACK OBAMA propôs hoje uma aliança com os muçulmanos para trabalharem juntos contra o extremismo radical e pela paz no ORIENTE MÉDIO e na ÁSIA CENTRAL. Em discurso na Universidade do CAIRO, acompanhado por centenas de milhões de muçulmanos em todo o mundo, o presidente americano defendeu um diálogo “com base no interesse e no respeito mútuo, e na verdade de que os EUA e o ISLÃ não precisam competir. Na realidade, eles se misturam e dividem princípios comuns. Princípios de justiça e de progresso; de tolerância e de dignidade para todos os seres humanos”.

Duas décadas depois do massacre de estudantes na PRAÇA DA PAZ CELESTIAL, completadas hoje, cerca de 30 pessoas continuam presas por terem participado das manifestações pró-democracia em PEQUIM e em outras cidades da CHINA.  

O mistério sempre marcou os filmes estrelados por DAVID CARRADINE – desde o lutador de KUNG FU, série de televisão que o tornou mundialmente famoso nos anos 1970, até o chefe de um grupo de extermínio em KILL BILL 2, de QUENTIN TARANTINO, já na década de 1990. Também foi misteriosa sua morte, hoje, aos 72 anos, no hotel NAI LERT PARK, na cidade de BANGCOC, na TAILÂNDIA.
Ele foi encontrado morto dentro do armário de seu luxuoso quarto. Estava nu e pendurado às cortinas, transformadas em corda, segundo a polícia tailandesa, que suspeita de suicídio. Afinal, não foram encontrados indícios da presença de outras pessoas no quarto. O corpo do ator foi removido para um hospital, onde seria realizada uma autópsia.
CARRADINE esta no país participando da filmagem do longa STRETCH, da produtora francesa MK2. Faltavam três dias para o término da rodagem. Segundo o representante do ator, CHUCK BINDER, em entrevista à rede FOX, a equipe notou a ausência do ator ontem à noite, depois que ele não apareceu na hora do jantar. Quando o produtor foi ao quarto do ator na manhã seguinte, descobriu que ele estava morto.
Nascido nos ESTADOS UNIDOS em 8 de dezembro de 1936, DAVID CARRADINE construiu uma irregular carreira no cinema e na tevê, alternando séries com filmes dirigidos por grandes diretores como MARTIN SCORSESE e INGMAR BERGMAN – no meio do caminho, participou também de longas nada memoráveis.
Filho mais velho de uma família de atores (seu pai foi o ator JOHN CARRADINE, que apareceu em filmes notáveis como AS VINHAS DA IRA; entre seus meios-irmãos mais jovens estão KEITH e ROBERT CARRADINE), ele se tornou conhecido em todo o mundo pela série KUNG FU. Em 1971, o produtor JERRY THORPE pediu que interpretasse o monge KWAI CHANG CAINE na série, produzida entre 1972 e 1975 e cujo sucesso o lançou à fama mundial.
Seu personagem é o de um monge de ascendência sino-americana, que cresce no tempo SHAO-LIN da CHINA e se transforma em um budista especialista em kung fu. A série contou com a participação de jovens então desconhecidos, como HARRISON FORD e JODIE FOSTER.
O envolvimento foi tamanho que CARRADINE se transformou em um aficcionado do esporte e da filosofia do SHAO-LIN bem antes do surgimento da new age, na década de 1990.
O sucesso na TV ra a senha necessária para que chegasse ao cinema, mas além de conseguir o papel de WOODY GUTHRIE no festejado ESTA TERRA É MINHA TERRA, de 1976, e reunir-se a seus irmãos e aos irmãos KEACH e QUAID no wertern estilizado CAVALGADA DE PROSCRITOS (1980), o ex-dançarino e ator de carreira da BROADWAY regrediu o foi para lugar nenhum.
Na verdade, teve a chance de participar de filmes menores de grandes diretores, como o OVO DA SERPENTE, dirigido por INGMAR BERGMAN, em 177. Ou ainda CAMINHOS PERIGOSOS, de 1973, do então iniciante MARTIN SCORSESE. Além disso, CARRADINE ficou reduzido a participações esquecíveis em filmes feitos diretamente para o vídeo, repletos de chutes e vinganças.
A instabilidade levou à bebida e, ainda, a um comportamento reprovável. A recuperação só veio em 1996, quando anunciou que estava livre do vício do álcool. As marcas, porém, ficaram pelo corpo – CARRADINE exibia as maçãs do rosto e a testa pronunciada e um pouco do grisalho no cabelo, que escasseava e se tornava liso e de tom arenoso.
A redenção completa veio com o convite de QUENTIN TARANTINO para participar da violenta saga KILL BILL VOLUME 2, sucesso mundial em que ele viveu BILL, o chefe da gangue perseguida pela NOIVA (UMA THURMAN). Grandes cenas de lutas, magnificamente filmadas, transformaram-se e seu testamento.

Morreu ontem, em CHICAGO, a cantora de blues KOKO TAYLOR, uma das mais importantes intérpretes do gênero. KOKO tinha 80 anos e estava internada no NORTHWESTERN MEMORIAL HOSPITAL, depois de ter sofrido uma hemorragia gastrointestinal. Durante mais de 5 décadas, KOKO, cujo nome real era CORA WALTON, construiu sólida carreira na música americana. Fez ponta no filme CORAÇÃO SELVAGEM, de DAVID LYNCH. Foi indicada para sete prêmios GRAMMY e ganhou um em 1984. Nascida em um subúrbio de MEMPHIS, TENNESSEE, a cantora compunha, com ETTA JAMES e ARETHA FRANKLIN, a suprema tríade vocal do blues americano.   

Um depoimento publicado hoje pelo jornal espanhol “EL MUNDO” pode ajudar as autoridades a descobrirem o que houve com o vôo 447 da AIR FRANCE. Segundo o noticiário, o comandante do vôo 974 da empresa espanhola AIR COMET, que voava de LIMA para MADRI no mesmo momento em que desapareceu o AIRBUS, teria enviado uma mensagem durante seu vôo aludindo a um “enorme flash de luz branca” seguida de uma bola de fogo. O copiloto e uma passageira também presenciaram a cena.

Em clima de comoção, um ato ecumênico em homenagem às vítimas do vôo 447 uniu hoje parentes e amigos dos desaparecidos, além de pessoas que sequer conheciam os passageiros e autoridades na Igreja da CANDELÁRIA, no Centro do RIO. Cerca de 600 pessoas estiveram na solenidade, marcada por lágrimas e abraços. Representantes de oito religiões participaram. Durante a cerimônia, autoridades como o governador SÉRGIO CABRAL, o prefeito EDUARDO PAES, o ministro das Relações Exteriores, CELSO AMORIM, e o ministro de Assuntos Exteriores francês, BERNARD KOUCHNER, fizeram discursos emocionados. 
A ministra chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, e o vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, se encontraram hoje no hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, onde ambos fazem tratamento contra o câncer. Eles chegaram de manhã ao hospital,
ALENCAR passou por exames para acompanhamento do tratamento experimental a que está se submetendo nos ESTADOS UNIDSO. DILMA teve a terceira sessão de quimioterapia para combater um câncer linfático. Ela ficou no hospital das 10:30 às 16:10 horas.
A governadora do MARANHÃO, ROSEANA SARNEY, deixou hoje a unidade de terapia intensiva do hospital ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO,  foi transferida para um apartamento. Ela se recupera bem da cirurgia para a correção de um aneurisma cerebral. Seu quadro de saúde é considerado “ótimo”. Não há previsão de alta.              

2 010       :         -      SEXTA-FEIRA  
No dia 4 de junho de 1958 era eu habilitado para servir à Força Pública do Estado de São Paulo como sargento escrevente. Só que teria de permanecer dois meses como soldado estagiário e outros dois meses como cabo estagiário. Estamos comemorando 52 anos desse acontecimento que guiaria toda a minha vida profissional.
Levanto cedo. Leio os jornais O ESTADO DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE e DIÁRIO DE SÃO PAULO. Vou para o computador lançar as principais notícias dos últimos dois dias.
LINDELSON pintou de branco a entrada de minha biblioteca. Transforma completamente o horrível aspecto das paredes manchadas por infiltrações de água de chuva, principalmente em janeiro deste ano.
Saio de casa depois das 11 horas. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC está fechada hoje. MARINEI emenda o feriado de ontem ao fim de semana, com autorização do presidente em exercício, Coronel PM MENDES. Aproveito o sossego do MMDC para atualizar o dia 5 de junho, que à noite lançarei no meu blog.
Uma senhora vem conversar comigo sobre tráfico de drogas num prédio que fica perto da Sociedade. Ela se acha em perigo por fazer denúncias de certas pessoas. Apenas posso aconselhá-la de que mandarei soldados do reservado da área verificar o que de fato está acontecendo. Mais tarde comento esse caso estranho com o CARBAIA, RONALDO e oficiais que se acham presentes quando vou ao MMDS. CARBAIA me acompanha até o MMDC, onde conversamos sobre essa denúncia que atinge várias pessoas que mexem com drogas.
Apenas imprimo as páginas do dia 5 de junho, preparando tudo para lançar no blog à noite. Venho mais cedo para casa. Vejo o trabalho do LINDELSON na entrada da minha biblioteca. Ele fez um bom serviço, mas precisa dar alguns retoques.

A Polícia Militar da Grande São Paulo matou mais civis durante o período em que foi comandada pelo CORONEL PM ADMIR GERVÁSIO MOREIRA, nomeado no fim do mês passado como o Corregedor PM. De março de 2009 a abril de 2010, foram registradas 150 mortes, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 92 casos. Isso representa um aumento de 63% da violência policial no Comando de Policiamento Metropolitano, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado. CORONEL PM GERVÁSIO ficou no CPM de 16 de abril de 2009 a maio deste ano. Em entrevista três dias após assumir a Corregedoria, o coronel atribuiu o aumento da violência à ousadia dos bandidos.
Conhecido como um policial linha dura, GERVÁSIO foi escolhido pela cúpula da PM e do governo para contornar uma crise na Corregedoria, após denúncias de violências praticadas por policiais em todo o Estado. A série de crimes na Baixada Santista, que deixou 23 mortos, derrubou o antigo corregedor. Outra prioridade de GERVÁSIO é esclarecer definitivamente a morte do CORONEL PM HERMÍNIO RODRIGUES, em janeiro de 2008.
 .
Dois jovens caíram de uma altura de cerca de dez metros enquanto pichavam a fachada de um prédio na Rua da CONSOLAÇÃO, região central da cidade, hoje de madrugada. Um deles teve fratura exposta e está internado. Moradores do Edifício MARCELA flagraram a dupla escalando as janelas do imóvel por volta das 2:30 horas e acionaram a Polícia Militar. O industriário ADRIANO DA SILVA GONÇALVES QUEIROZ, de 23 anos, e o estudante WESLEY REINALDO NOGUEIRA MARTINS, de 20, já estavam sobre a janela do sexto andar do prédio quando os policiais chegaram. Para descer, um dos garotos pulou para o parapeito da janela de baixo, enquanto o outro ficava sobre seus ombros, em pé. A dupla se desequilibrou ao pisar no parapeito de uma janela do quarto andar e caiu em um terraço do primeiro andar. Eles foram socorridos pelos bombeiros.

A articulação para montar uma central de dossiês a serviço da campanha de DILMA ROUSSEFF à Presidência da República contou com a participação de arapongas ligados aos serviços secretos oficiais. Um deles é o sargento da reserva IDALBERTO MATIAS DE ARAÚJO, o DADÁ, recém-saído do CISA, o serviço secreto da Aeronáutica. Conhecido personagem de apurações sigilosas em BRASÍLIA, o sargento esteve, por exemplo, ao lado do delegado PROTÓGENES QUEIROZ nas investigações que deram origem à OPERAÇÃO SATIAGRAHA, que levou o banqueiro DANIEL DANTAS à prisão.

O pré-candidato do PSDB, JOSÉ SERRA, disse hoje em CAMPINA GRANDE que o PT tenta criar um “factóide” ao anunciar que vai interpelá-lo judicialmente, em razão das declarações de que a pré-candidata DILMA ROUSSEFF tem responsabilidade no suposto dossiê com denúncias contra ele. “Isso é factóide para enganar a imprensa”, declarou SERRA em entrevista a rádio 98 FM. Segundo ele, quem tem que se explicar é o PT e a ex-ministra.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral HENRIQUE NEVES multou hoje em 7,5 mil reais o presidente LULA por concluir que ele fez propaganda eleitoral antecipada durante evento da Central Única dos Trabalhadores em homenagem ao DIA DO TRABALHO. Esta é a quinta multa ao presidente por ter promovido a candidatura da ex-ministra DILMA ROUSSEFF ao Palácio do Planalto antes do permitido.

O Presidente LULA sancionou hoje, sem vetos, o Projeto FICHA LIMPA. A lei deve ser publicada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira. Ao sancionar o projeto da forma como foi aprovado pelo Congresso, o presidente LULA deixa o texto dado por emenda polêmica que estabeleceu apenas para futuros condenados o impedimento de se candidatarem. A Advocacia Geral da União já havia recomendado a sanção do projeto sem vetos. O texto do FICHA LIMPA estabelece que pessoas condenadas por corrupção eleitoral, por compra de voto ou por gastos ilícitos de recursos de campanha fiquem inelegíveis por oito anos. O projeto também torna inelegíveis pelo mesmo prazo detentores de cargo na administração pública condenados em órgão colegiado por abuso de poder econômico.   

Faleceu, aos 39 anos, FERNANDO AIDAR. Viajava para comprar as bonecas mais cobiçadas do mundo dos colecionadores. Arrematadas apenas em leilões internacionais, com alguns poucos exemplares, elas trazem vestidos de alta-costura em miniaturas de personalidades, como a atriz VIVIAN LEIGH  e a ex-primeira dama americana JACQUELINE ONASSIS. De sua coleção de mais de 200 bonecas, um dos exemplares mais cobiçados, no entanto, foi o da princesa DIANA usando um vestido de 2 mil pérolas.
Depois de trabalhar em grandes redes de magazines, FERNANDO abriu, em 1998, sua própria empresa de consultoria em moda. Viajava para trazer as tendências de fora e adaptá-las ao mercado nacional.

ISRAEL preparava-se hoje para interceptar o navio irlandês RACHEL CORRIE, que se deslocava na direção da FAIXA DE GAZA, enquanto a CASA BRANCA qualificava de “insustentável” o bloqueio israelense ao território palestino. Na mesma declaração, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional de WASHINGTON, MIKE HAMMER, pediu aos ativistas pró-palestinos que desviassem o navio a um porto de ISRAEL para evitar mais violências.

O ex-ministro das Finanças do JAPÃO, NAOTO KAN, foi confirmado hoje pelo Parlamento como o novo primeiro-ministro do país. Ele substitui YUKIO HATOYAMA, que rencunciou ao cargo na quarta-feira, dia 2 de junho, após oito meses no cargo. KAN será o quinto premiê japonês em três anos.

O vazamento no GOLFO DO MÉXICO começou a ser controlado hoje, mas milhares de barris de petróleo ainda eram liberados para o mar e autoridades americanas e da BRITHISH PETROLEUM, responsável pela operação, preferiam manter a cautela. A boa notícia foi dada horas antes de o presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, visitar a região pela terceira vez em 45 dias, quando eclodiu o que já é considerado o maior desastre ecológico da história do país.

A COSTA DO MARFIM está desesperada. O restante da ÁFRICA, também. Os brasileiros, adversários dos marfinenses na primeira fase da COPA DO MUNDO, estão na expectativa. DIDIER DROGBA, o melhor jogador africano, capitão da seleção, corre risco de ficar fora do Mundial. O atacante sofreu fratura no braço direito, ontem, em amistoso contra o JAPÃO, disputado na SUÍÇA. Ele será operado e ainda tem chance de disputar o Mundial – tal como PIRLO, da ITÁLIA, que sofreu lesão na panturrilha. Pior é a situação do inglês RIO FERDINAND. Uma grave contusão no joelho esquerdo, sofrida no treino de hoje, mandou o zaqueiro e capitão da seleção para a casa.

O chanceler israelense, AVIGOR LIEBERMAN, ignorou as pressões internacionais e reafirmou hoje que ISRAEL impedirá que ativistas rompam o bloqueio à FAIXA DE GAZA. Ele declarou que não há chance de que o navio irlandês RACHEL CORRIE, que está a caminho do território palestino, chegue à costa. 

ROZ SAVAGE consegue um feito inédito, ao cruzar a remo o OCEANO PACÍFICO. Dois anos depois de sair de SÃO FRANCISCO, EUA, a britânica chegou a PAPUA – NOVA GUINÉ. Ela foi escoltada por cem canoas até a chegada ao porto da cidade de MADANG, onde foi recebida por 5 mil pessoas. “Me senti como uma estrela do rock”, disse ROZ, de 42 anos. Há dez anos, ela abandonou seu trabalho de bancária para se transformar em aventureira e ativista ambiental. Em 2005 havia cruzado, também remando, o ATLÂNTICO.

2 011       :       -       SÁBADO
Manchete do DIÁRIO DE SÃO PAULO: PM DÁ LIÇÃO DE MORAL. Valores envolvendo família, amigos e dignidade profissional são as apostas para formar novos soldados.
“O consumismo é algo tão louco, tão sem limites. Dede o primeiro dia de trabalho sabia que a PM não me deixaria rico, mas me daria dignidade. Alguns, porém, se acham espertos e vão se igualar a bandidos. É prova de puro egoísmo, de quem não pensa na mãe, que agora terá de passar por revista íntima para visitá-lo na cadeia. Pensem no que estão fazendo para não se envergonharem depois.” Discursos como esse, feito pelo comandante da Escola Superior de Soldados da PM, CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, que levou muitos dos 1.800 alunos às lágrimas, na manhã da última quinta-feira, passam agora a ser mais freqüentes no período de formação do policial. A Policia Militar aposta que a intensificação da valorização moral, usando família, amigos, trabalho e conseqüências de atos impensados, fará da nova geração de soldados, como ÂNDERSON RICARDO ATÉ MOREIRA, de 23 anos, profissionais conscientes do seu papel na instituição e na sociedade e não passem para o lado dos bandidos, como o grupo envolvido com os crimes em caixas eletrônicos. “A escola não tem capacidade de transformar caráter, mas pode polir valores e trazer novos enfoques para conceitos antigos”, diz o CORONEL PM ARRUDA.
Segundo o comandante, a procura pela Escola de Soldados é grande. Dos 75.264 jovens inscritos em novembro de 2010 só 1,7% iniciaram o curso – 1.236 – e 14 não chegaram ao fim. Em março deste ano a escola recebeu 2.410 alunos – 3,2% do mesmo total de candidatos – e 77 não se formaram.
ARRUDA explica que, além do número limitado de vagas, a investigação social do candidato é rigorosa. “Se houver algum indício de má conduta ele é desligado na hora. A seleção e a formação são as duas únicas oportunidades de formarmos uma grande instituição. Mas o aluno tem o seu livre arbítrio para aproveitar ou não aquilo que aprendeu”, afirma.
O CORONEL PM ARRUDA admite que a estabilidade do serviço público e a possibilidade de crescimento profissional atraem muitos jovens para o curso. Porém, acredita que a maioria se candidata por vocação mesmo.
O perfil dos alunos que procuram a escola é bastante diversificado. Porém, chama a atenção o fato de estar crescendo o número de candidatos com formação universitária, acima de 24 anos e que fala mais de um idioma, principalmente entre as mulheres.
Segundo o subcomandante da escola, TENENTE-CORONEL PM NILSON CARLETTE, alguns dos universitários optam pelo curso porque é mais difícil entrar na Academia do Barro Branco, que está atrelada à FUVEST. “O curso de soldado não tem época certa para começar e ajuda o candidato a ter preparo físico.”
Diz ÂNDERSON ARÉ MOREIRA quando perguntado pelo repórter porque optou pela escola de soldados: “Tenho policiais na família e sempre admirei o trabalho. Minha mãe é carcereira e a minha tia investigadora. Prestei concurso para investigador. Mas foi trabalhando como soldado temporário que me apaixonei pela profissão. Desde os 7 anos jogava futebol. Comecei na equipe fraldinha e atuei no CORINTHIANS, na PORTUGUESA e como profissional no ESPORTE CLUBE ATIBAIA. Entrei na faculdade de comunicação da FMU com 17 anos e ficou complicado conciliar os estudos com o futebol. Fiz opção pelo jornalismo, mas nunca cheguei a trabalhar na área por falta de tempo.” ÂNDERSON pena em entrar na Academia do Barro Branco, é uma de suas metas. Faz cursinho à noite no OBJETIVO para se preparar para o vestibular.

Lendo essa reportagem do DIÁRIO DE SÃO PAULO relembro que hoje, dia 4 de junho, em 1958, entrava para a então FORÇA PÚBLICA. Transcorreram-se 53 anos desse momento importante de minha vida profissional. Graças aos ensinamentos que obtive na carreira, cheguei até o posto de coronel. Ainda hoje tenho uma ligação muito estreita com a corporação por causa do trabalho voluntário que faço na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, já a mais de quinze anos.   

Bombeiros são acuados e obrigados a desocupar quartel no centro do Rio
Cavalaria cercou as duas entradas do Quartel Central; helicópteros da PM sobrevoam a região. 04 de junho de 2011 | 7h 12. Ricardo Valota, do estadão.com.br
SÃO PAULO - Policiais do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), após a invasão do quartel general central dos bombeiros, no centro do Rio, ocorrida às 6h05 desta manhã, acuaram parte dos manifestantes, forçando-os a se posicionar próximo ao portão da frente, já que a invasão ocorreu pelos acessos do fundo.
Dois helicópteros da PM ainda sobrevoam a região. A cavalaria faz o cerco junto aos acessos tanto da frente como dos fundos para evitar que os bombeiros que estavam do lado de fora no momento da invasão entrem no pátio. Boa parte dos bombeiros já deixou o pátio em razão do gás que tomou conta do local.
Os tiros ouvidos por quem estava fora do quartel eram todos de festim, mas assustaram aos manifestantes, que também foram enfrentados com bombas de efeito moral. Muitos dos bombeiros, ironicamente, aplaudiram a ação do policiamento ostensivo que invadiu o quartel. Um grupo realizou uma caminhada no entorno do pátio gritando palavras de ordem.
Crianças e esposas dos manifestantes foram para salas localizadas no segundo andar do prédio, onde o gás lacrimogêneo não teria chegado. Três supostos líderes do movimento deixaram o pátio detidos e teriam sido encaminhados para a sede do Batalhão de Choque.
Uma nota da Secretaria Estadual da Fazenda afirma que essa manifestação dos bombeiros foi um "gesto de radicalização" e que é o governo que espera uma contraproposta salarial dos bombeiros e não o contrário. A nota da Fazenda ainda cita os números relativos ao impacto do aumento salarial exigido pela corporação, que exige salário inicial de R$ 2 mil. Um soldado dos bombeiros recebe atualmente R$ 950,00 no início de carreira.
Governador determina prisão de bombeiros que invadiram quartel
Publicidade do RIO Atualizado às 08h15.
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), determinou a prisão de todos os bombeiros manifestantes em campanha salarial que invadiram na manhã deste sábado quartel central do Corpo de Bombeiros, no centro da cidade, ocupado desde sexta-feira (4) à noite.

REPORTAGEM DE LUIZA SOUTO
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, a quem os bombeiros são subordinados, os manifestantes seriam presos por invasão de órgão público, agressão a oficial e desobediência à conduta militar. No entanto, o comandante da PM, coronel Mario Sergio Duarte, informou que as prisões seriam analisadas caso a caso. Policiais militares do Batalhão de Choque invadiram hoje, às 6h, o quartel com o uso de bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo. Não há informações de feridos. Por volta das 8h, imagens da TV Globo mostravam bombeiros saindo do quartel em ônibus. Ontem à noite o quartel havia sido invadido por cerca de 2.000 manifestantes, de vários batalhões da cidade, alguns acompanhados por familiares --havia até mesmo crianças no grupo. Durante quase cinco horas --das 21h às 2h-- o comandante geral da PM esteve no local negociando com os invasores. Ao longo da madrugada, alguns bombeiros deixaram o quartel. O local foi invadido pelos fundos, por onde foram jogadas as bombas de efeito moral. Pouco depois os policiais do Batalhão de Choque entraram, ultrapassando uma barreira de carros dos bombeiros que haviam sido arrumados nas entradas do local pelos manifestantes para impedir a entrada da PM. O porta-voz dos bombeiros havia dito que os militares ficariam no local até ter suas reivindicações atendidas. "Já estão dizendo que a polícia vai entrar e dar o primeiro tiro, mas nosso movimento é de paz. Queremos apenas um salário digno", disse o cabo Benevenuto Daciolo mais cedo.
04/06/2011 - 16h40
Associação de bombeiros critica atuação do Bope na repressão aos invasores de quartel
Douglas Corrêa
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro
O presidente da Associação de Cabos e Soldados do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Nilo Guerreiro, condenou a forma como a tropa de choque e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM invadiram hoje (4), por volta das 6h, o quartel central do Corpo de Bombeiros para dispersar a manifestação iniciada na noite de ontem (3).
Segundo Guerreiro, a entrada do Bope no quartel foi muito violenta. “Esse é um sinal de que a segurança pública não está totalmente qualificada, Temos que estudar muito o assunto no Rio e no resto do país, porque foi uma demonstração de que não estamos realmente preparados para gerenciamento de crise.”
O presidente da entidade disse ainda que as associações de todo o país vão participar de uma reunião no Rio, na próxima segunda-feira (6), às 11h, para tomar uma posição conjunta de repúdio à iniciativa do governo estadual de invadir o quartel com uso da força.
“Tínhamos uma porta de diálogo aberta. Existe uma ala mais radical do Corpo de Bombeiros, que é o pessoal do Grupamento Marítimo, que realmente deveria ter um pouco mais de habilidade, mas que fez um trabalho praticamente isolado. Agora, as associações de classe deverão assumir definitivamente as negociações com o governo.”
De acordo com Guerreiro, a manifestação por melhores condições de trabalho e reajuste salarial é justa. Na reunião da próxima segunda-feira (6), a área jurídica da associação analisará de que forma o governador Sérgio Cabral está enquadrando os bombeiros que participaram do protesto. “Quais os crimes que foram cometidos? A partir da orientação dos advogados, vamos tomar medidas judiciais.”

De 3-6-2011
Deferindo
a transferência para a reserva, a pedido, nos  termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 780472-5 José Carlos de Campos Júnior - 2º BPTran - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.231/11 - Pr. 13.871/11).
Indeferindo
a promoção ao posto de Cel PM em virtude da vedação imposta aos oficiais pelo artigo 1º, parágrafo 3º da Lei Complementar 418/85, com redação alterada pelo artigo 2º da Lei Complementar 673/91, ao Ten Cel PM 780472-5 José Carlos de Campos Júnior - 2º BPTran - São Paulo/SP, (Pr. 13.871/11).
Transferindo
para a reserva, a pedido, nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-13, o Cap QAOPM 790949-7 Adelcio Pereira da Silva - CSM/AM - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.230/11 - Pr. 15.379/11).

O PALMEIRAS mudou para o CANINDÉ, estreou nova camisa, mas manteve o estilo econômico. Na vitória sobre o ATLÉTICO PARANAENSE (1 a 0), o time de FELIPÃO fez apenas o suficiente para obter a vantagem e assumir a liderança provisória. Invicto neste BRASILEIRO, o PALMEIRAS seguira na ponta se FLAMENGO, VASCO e CORINTHIANS não ganharem amanhã. Outros resultados de hoje: CEARÁ 2 x BOTAFOGO 2; FIGUEIRENSE 2 x ATLÉTICO-GO 0; FLUMINENSE 2 x CRUZEIRO 1.

Quase um ano após a derrota de virada (2 a 1) para a HOLANDA na COPA DA ÁFRICA DO SUL, que determinou a eliminação brasileira, os times se reencontraram hoje em GOIÂNIA. Desta vez, o empate por 0 a 0 provocou decepção. Pela primeira vez a seleção de MANO MENEZES foi vaiada pela torcida e chamada de “timinho”. Nem a presença de promessas como NEYMAR e LUCAS foi suficiente para dar novo ânimo a um torcedor descontente com o futebol sem brilho que a equipe vem apresentando há tempos. Do jogo fatídico na ÁFRICA DO SUL, os remanescentes hoje eram o goleiro JÚLIO CÉSAR, o zagueiro LUCIO e o meia ROBINHO – DANIEL ALVES e THIAGO SILVA eram reservas naquele dia, ELANO estava machucado e RAMIREZ suspenso. Ainda assim, as muitas novidades apresentadas pelo novo treinador pouco acrescentaram a um time em reformulação. NEYMARA começou como titular e, talvez pelo cansaço da sequencia de jogos, já que disputa simultaneamente a LIBERTADORES e o BRASILEIRO, esteve apagado demais. LUCAS entrou no segundo tempo e pouco produziu. FRED, esperança de gols, também não convenceu.

O estádio não existe e os jogos estão por vir, mas os moradores de ITAQUERA já tiveram uma palhinha do que os espera quando o FIELZÃO estiver pronto. Hoje, centenas de torcedores do CORINTHIANS se reuniram em frente ao futuro estádio do TIMÃO para um churrasco. O movimento batizado ‘AMOR 100 LIMITES’ foi organizado por um grupo de amigos. Mas nem todos que apareceram por lá estavam interessados no churrasco. Alguns foram apenas passear. Outros aproveitaram a oportunidade para subir no morro ao lado do terreno do estádio e finalmente ver a futura casa corintiana ser erguida. Membros da diretoria de esportes aquáticos do ALVINEGRO, ERICKSON MORAES e ELTON RAFAEL MORAES apareceram por lá de manhã, na esperança de visitar as obras. Levaram os filhos BEATRIZ e BRENNO, mas tiveram de se contentar em conferir o andamento pela grade do portão. Quando o churrasco terminou, perto das 18 horas, cerca de 500 pessoas haviam passado pelo local. A comemoração foi motivada pelo tão sonhado início das obras do estádio. A organização da festa promete criar um site e repetir o encontro todo mês, no mesmo lugar. Pelo menos até o FIELZÃO ficar pronto.

A seleção brasileira masculina de vôlei conseguiu hoje a sua terceira vitória na LIGA MUNDIAL. Num Maracanãzinho lotado, a equipe derrotou a POLÔNIA por 3 a 0 e manteve a liderança do GRUPO A. Nas duas primeiras rodadas, os comandados de BERNARDINHO venceram duas vezes PORTO RICO por 3 a 0, fora de casa. GIBA, LEANDRO VISSOTTO e RODRIGÃO se destacaram hoje. MURILO, o melhor jogador do mundo, ficou no banco.  

Os franceses viram hoje NA LI levantar seu primeiro troféu de ROLAND GARROS. Mais do que isso, acompanharam a chinesa a vencer pela primeira vez um torneio de GRAND SLAM. Competente, a tenista de 29 anos venceu a atual campeã, a italiana FRANCESCA SCHIAVONE. NA LI mereceu a conquista, não só pelo o que mostrou hoje. Com golpes poderosos de direita, já havia eliminado MARIA SHARAPOVA na semifinal. Assim como SCHIAVONE, NA LI estava em sua segunda final de GRAND SLAM. E agora se igualou em conquista com a italiana, que havia vencido na FRANÇA em 2010 – a chinesa perdeu na AUSTRÁLIA neste ano. Com a conquista NA LI vai subir para a quarta colocação no ranking da ATP e já fez história: nunca antes um chinês havia vencido na chave de simples de um GRAND SLAM.     

O ex-craque e agora técnico DIEGO MARADONA criticou hoje a FIFA pelos escândalos em que a entidade esteve envolvida nos últimos dias. “EL PEBE” soltou a língua durante sua apresentação como novo treinador do AL WASL, dos EMIRADOS ÁRABES, e condenou o continuísmo no órgão máximo do futebol mundial. “A FIFA é um grande museu de dinossauros e eles (seus dirigentes) não estão dispostos a deixar o comando”, detonou. MARADONA disse ainda que a concentração de poder favorece a corrupção.

A cena dramática marcou o MARACANÃ. O goleiro chileno ROBERTO ROJAS deitado no gramado, gritando de dor. Em volta, uma nuvem de fumaça. Era 3 de setembro de 1989. O jogador da seleção do CHILE havia sido atingido por um rojão, num jogo contra o BRASIL, pelas eliminatórias da COPA DO MUNDO de 1990, disputada na ITÁLIA. Aconteceu aos 24 minutos do segundo tempo. O BRASIL vencia por 1 a 0, gol do atacante CARECA. O árbitro argentino JUAN LOSTAU aguardou em campo durante 20 minutos. Os chilenos, revoltados, deixaram o gramado carregando ROJAS, que sangrava. O jogo foi encerrado e o CHILE, que precisava da vitória para se classificar, ficou fora da COPA. Foi uma farsa, soube-se depois. Não havia marca de queimaduras no corpo do jogador. Ele não só não tinha sido ferido, como ainda simulou um ferimento ao se cortar com uma lâmina. Vergonha, ROJAS foi banido do futebol e a seleção do CHILE proibida de disputar partidas internacionais. Não pôde jogar nem a COPA de 1994 nos ESTADOS UNIDOS, vencida pelo BRASIL de ROMÁRIO. Coitada de ROSENERY MELLO DO NASCIMENTO, a carioca de 24 anos, responsável por lançar no gramado o sinalizador que deu início à conhecida “farsa do MARACANÔ. Revelada a fraude, posou nua para a revista “PLAYBOY”. Virou estrela. Oito anos depois, admitiu à revista “PLACAR” que não aproveitou a fama. Em vez de aplicar em imóveis, gastou o que ganhou em viagens. ROSENERY morreu neste sábado, no RIO DE JANEIRO, aos 45 anos, após sofreu um aneurisma cerebral. Nasceu em 1966.

Apesar de formado em Direito pela Universidade Federal do RIO GRANDE DO SUL, em 1968, OLYR ZAVASCHI decidiu ser jornalista. Tinha 26 anos. Foi secretário de redação do jornal “ZERO HORA” e comandou o processo de informatização dos jornais do grupo. Exerceu as funções de colunista e editorialista do “ZH”. Natural de ENCANTADO (RS), nasceu em 1942. A mulher, MARIA LUCRÉCIA ZAVASCHI é psiquiatra e psicanalista. OLYR era irmão de TEORI ALBINO ZAVASCHI, ministro do Superior Tribunal de Justiça. Morreu aos 69 anos em PORTO ALEGRE, em decorrência de um câncer. A cerimônia de cremação aconteceu neste sábado. 
O governo e setores do PT consideram que a situação do ministro ANTÔNIO PALOCCI acabou se agravando com as recentes declarações concedidas acerca de suas atividades como consultor. De acordo com integrantes do Palácio do Planalto, a presidente DILMA ROUSSEFF estaria “desanimada” com o desempenho do ministro, o que tornaria sua situação “insustentável”. Desgaste aumenta com informação de que ministro da Casa Civil aluga apartamentos em SÃO PAULO de empresa registrada em nome de laranjas; no bastidor já circulam nomes de eventuais sucessores.

Treze jovens, entre eles dois adolescentes, foram flagrados na madrugada pela polícia ao saquear um hipermercado na MARGINAL TIETÊ. O vidro da loja foi quebrado com uma pedra e o grupo levou, principalmente, bebidas e chocolates. Entre os jovens, cinco são de classe média alta. Os maiores de 18 anos vão responder por furto e formação de quadrilha. 

Cérebro da AL-QAEDA e possível sucessor de BIN LADEN, ILYAS KASHMIRI foi morto no PAQUISTÃO, após um ataque realizado por tropas dos EUA, segundo a inteligência paquistanesa. Militantes do grupo também confirmaram a morte do comandante. Mas, oficialmente, nem ESTADOS UNIDOS nem PAQUISTÃO confirmam. O porta-voz da organização, ABU HANZLA KASHAR, prometeu vingança. “Se Deus quiser, vamos vingar.”

O presidente do IÊMEN, ALI ABDULLAH SALEH, ferido em um ataque, teria ido para a ARÁBIA SAUDITA, segundo a TV AL ARABIYA. As autoridades iemenitas e sauditas negam a fuga. SALEH tenta superar quatro meses de protestos, que levaram o empobrecido país da Península Arábica à beira de uma guerra civil. Sair do país, mesmo que para tratamento médico, poderia ser visto como o primeiro passo para ele deixar o poder. 

2 012     :      -      SEGUNDA-FEIRA
Ao fazer a atualização do dia 4 de junho, nesta manhã, lembro que esta data é marcante e histórica para mim. Fazem 54 anos que entrei para a então FORÇA PÚBLICA. Minhas memórias trazem o condão de avivar as lembranças esquecidas dessa época de luta. Agora, como presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, ligado aos quartéis da Polícia Militar do século 21, posso estar perto de uma corporação onde servi por 33 anos. Passei para a reserva em 14 de dezembro de 1991, mas nunca esqueci da Instituição que serviu de paradigma para a minha vida, não só profissional, como também em caráter íntimo. Os grandes valores que marcam nossa existência foram forjados na FORÇA PÚBLICA desde o ano de 1958. A ela devo tudo o que sou hoje.
Telefona-me o CORONEL PAYÃO. Ele já está de posse dos currículos do MAJOR-BRIGADEIRO JOSÉ GERALDO FERREIRA MALTA, atual Comandante do IV COMAR, bem como de outros dois brigadeiros indicados por ele. Esses currículos deverão ser entregues hoje na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Quando chego à Sociedade encontro a MARINEI cuidando dos boletos de pagamento do trimestre. Está de portas fechadas a fim de conseguir cuidar dessa parte muito importante para o MMDC. Os currículos do MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR MALTA e dos BRIGADEIROS-DO-AR OSWALDO MACHADO CARLOS DE SOUZA (Diretor do Centro Logístico da Aeronáutica) e ROLAND LEONARD AVRAMESCO (Diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo) já chegaram à Sociedade, encaminhados pelo CORONEL ANTÔNIO DA CRUZ PAYÃO JÚNIOR, Assessor do Comandante.
Sou convidado pelo PASSOS para almoçar nesta tarde. Ele quer saber como estão os eventos programados para este mês de junho, com relação aos 80 Anos da Revolução Constitucionalista. O principal está marcado para o dia 16, quando iremos até BURI. Também teremos a reunião da COFAM em 23 de junho, no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA. Outra data importante é a cerimônia marcada para a Câmara Municipal de CAMPINAS, no dia 28.
Telefona-me o CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS, nosso secretário. Ele quer notícias dos currículos que já deveriam estar em nossas mãos, referentes ao evento de BURI.
Apesar de tudo esta segunda-feira é tranqüila no MMDC. Às 16 horas, estou rumando para o Metrô SÉ, iniciando o retorno para casa.

espn.com.br (Todos os direitos reservados - ESPN do Brasil)
Por ESPN.com.br, espn.com.br, Atualizado: 4/6/2012
Em homenagem à mãe, Ronaldinho Gaúcho usará camisa 49 no Atlético-MG
Jogador já vestiu as camisas 7, 10, 11, 21 e 80 nos momentos mais marcantes da carreira
Ronaldinho Gaúcho consagrou-se com a camisa 10 no Barcelona, foi melhor do mundo duas vezes e vestiu o número mágico de Pelé na seleção brasileira, pela Copa do Mundo de 2006. Mas, o Atlético-MG, a história será diferente: o meia jogará com o número 49 às costas no clube de Belo Horizonte. Apresentado nesta segunda-feira na Cidade do Galo, Ronaldinho vestiu uma camisa do clube, ainda sem número. Entretanto, ele confirmou à TV Alterosa que será o 49 do time comandado por Cuca. A camisa 10 já tinha dono ­ o atacante Guilherme ­, e o gaúcho aproveitou para fazer uma homenagem à mãe, dona Miguelina, nascida em 1949. Na chegada ao Atlético-MG, Ronaldinho já participou de um treinamento com os novos companheiros de equipe. Depois da atividade, ele afirmou que encarava a oportunidade como uma nova chance na carreira. "Estou muito motivado e, se tudo correr bem e o treinador quiser, posso começar a jogar já. Minha preocupação é estar à disposição o quanto antes. Estou bem fisicamente, estava jogando até o fim de semana passado", disse o jogador. Numerologia ­ O número 49 é mais um que Ronaldinho Gaúcho utilizará na carreira. Consagrado com a camisa 10, que vestiu no Grêmio, no Paris Saint-Germain, no Barcelona e na seleção, ele também se aventurou com outras numerações. Na estreia pela seleção, na Copa América de 1999, fez um belo gol com a camisa 21, que vestiu durante toda a competição e também durante a parte da passagem pelo PSG. Na Olimpíada de Sydney, em 2000, foi o camisa 7, bem como em parte das Eliminatórias da Copa de 2002. No Mundial, Ronaldinho foi campeão com o 11 às costas; quatro anos depois, vestindo a 10 como no Barcelona, naufragou com a seleção de Carlos Alberto Parreira. Em sua última escala europeia antes da volta ao Brasil, Ronaldinho usou o número 80, em alusão ao ano de seu nascimento. Uma lógica que ele torna a utilizar no Atlético Mineiro, agora em homenagem à mãe.
RAFAEL NADAL passou às quartas de final de ROLAND GARROS com uma vitória tão demolidora que até lhe causou constrangimento. O espanhol, número 2 do mundo, foi implacável contra o argentino JUAN MONACO – vitória por 3 sets a zero, com direito a uma “bicicleta” (6/2, 6/0 e 6/0). O próximo adversário – ou vítima? – de NADAL será o compatriota NICOLÁS ALMAGRO. Hoje, JO-WILFRIED TSONGA retomou o jogo interrompido no domingo por falta de luz natural. O francês derrotou o suíço STANISLAS WAWRINKA. Pela primeira vez entre os oito melhores do mundo, TSONGA enfrentará o líder do ranking NOVAK DJOKOVIC. Depois da eliminação da número 1, a bielorrussa VICTORIA AZARENKA, hoje foi a vez de a atual campeã de ROLAND GARROS dar adeus ao torneio. A chinesa NA LI perdeu de virada para YAROSLAVA SHVEDOVA, do CASAQUISTÃO. Com uma atuação irregular, MARIA SHARAPOVA avançou às quartas após derrotar a checa KLARA ZAKOPALOVA. A russa, que está a duas vitórias da liderança do ranking, enfrentará a estoniana KAIA KANEPI.

Pré-candidato do PTB à Prefeitura, LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO deixa amanhã a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, em SÃO PAULO. para se dedicar à campanha. Integrantes da legenda avaliam que a movimentação deve acabar com especulações de que D´URSO abriria mão de concorrer e o PTB apoiaria outra legenda. A campanha petebista, por ora, está negociando apoio com duas siglas para apoiar D´URSO.

Policiais Militares seriam responsáveis pelo esquartejamento do empresário MARCOS KITANO MATSUNAGA, de 41 anos, sócio da YOKI, uma das mais tradicionais empresas alimentícias do país, segundo investigação conduzida pelo DHPP. MATSUNAGA desapareceu na manhã do dia 20 de maio logo após sair de sua casa na VILA LEOPOLDINA, zona oeste. O sumiço era investigado pela Delegacia de Pessoas Desaparecidas, também do DHPP, até que partes de seu corpo foram encontradas em estradas deCAUCAIA DO ALTO e COTIA, GRANDE SÃO PAULO, entre os dias 22 e 27 de maio. Cabeça, tronco e pernas estavam em sacos de lixo em três pontos diferentes. A polícia encontrou um bilhete com um mapa do local onde os membros foram deixados e um número de telefone. Até o reconhecimento do cadáver, a família MATSUNAGA recebeu e-mails em seu nome. Para a polícia, não há dúvidas de que ele foi morto no dia seguinte ao seu desaparecimento e os responsáveis pelo crime tiveram acesso às suas senhas virtuais. A hipótese de seqüestro foi descartada pelos investigadores, porque não houve pedido de resgate. Os PMs suspeitos faziam a escolta do empresário, que também era fotógrafo amador e sommelier (especialista em vinhos). O nome e o batalhão onde os investigados trabalham não foram divulgados.
Cinco dias após o sumiço do empresário, a YOKI foi vendida para a GENERAL MILLS por 1,75 bilhão de reais. Para LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO, advogado dos MATSUNAGA, a negociação pode ser uma das motivações do crime. “Essa e outras hipóteses são investigadas pela polícia”, disse. D´URSO afirma que a família está em estado de choque e o empresário não havia recebido nenhuma ameaça até então. O advogado não comentou a linha de investigação que aponta envolvimento de PMs no esquartejamento.

O adolescente LUCAS DOS SANTOS SILVA, de 17 anos, foi baleado e morto ontem por um soldado da ROTA em suposta troca de tiros na Rua CAMILO CARRERA, no JABAQUARA, zona sul. Segundo a polícia, o jovem havia participado de um roubo minutos antes. O PM D.O.F, de 37 anos, afirma que estava de folga quando ouviu tiros e uma mulher gritando por socorro. O soldado disse que LUCAS estava com outros três rapazes, que fugiram quando ele se identificou como policial. Na versão do PM, o adolescente ficou e atirou várias vezes contra ele, que revidou com quatro tiros. O suspeito ferido foi socorrido no Hospital SABOYA, mas morreu após os primeiros socorros. Ele portava um revólver calibre 38 com numeração suprimida, afirma o PM. LUCAS foi reconhecido por um casal como autor de tentativa de roubo a uma motocicleta. O dono do veículo, um comerciante de 38 anos, foi baleado pelo suspeito durante o crime e está internado em estado grave. As vítimas afirmam que foram agredidas com chutes e coronhadas por LUCAS e seus três comparsas, que conseguiram fugir em duas motocicletas.

O Ministério das Relações Exteriores informou que câmeras flagraram LAIS SANTIAGO, de 21 anos, pulando ao mar depois de alguns minutos de hesitação. Ela era tripulante do navio COSTA MÁGICA e desapareceu a bordo na última sexta-feira, dia 1º de junho, às 18 horas. LAÍS ainda não foi encontrada. A embarcação partiu de MALTA com o destino à CATÂNIA. A jovem estava a cerca de 30 km da costa siciliana quando resolveu pular. A Capitania dos Portos de CATÂNIA comunicou ao Consulado-Geral do BRASIL em ROMA o ocorrido. A busca pelo corpo, segundo o ITAMARATY, continua. LAIS morava em SANTOS e foi recrutada para o trabalho por meio da agência INFINITY BRASIL. A empresa avisou à família sobre o desaparecimento no dia 2 de junho, sábado. Já a COSTA CROCIÈRE, responsável pelo cruzeiro, informou que as buscas foram realizadas no navio.

O rei JUAN CARLOS, que se reuniu com a presidente DILMA ROUSSEFF, em BRASÍLIA, disse que “os brasileiros são muito bem-vindos na ESPANHA”. O rei fazia referência ao fato de turistas brasileiros terem dificuldade de entrar naquele país e, em muitos casos, serem barrados. Para JUAN CARLOS, essas “questões serão resolvidas”. Em 2011, 1.419 brasileiros foram barrados. Até abril deste ano, foram 299 rejeições.   

O PRÍNCIPE PHILLIP, marido da rainha ELIZABETH II foi hospitalizado hoje, em LONDRES, vítima de infecção da bexiga. A internação ocorreu no terceiro dia da celebração do JUBILEU DE DIAMANTE da monarca. O príncipe, que também tem o título de DUQUE DE EDIMBURGO e que vai fazer 91 anos no próximo domingo, foi internado como medida preventiva. Ele deverá permanecer hospitalizado por vários dias.

Uma grávida, o filho que ela esperava, uma idosa e dois policiais morreram hoje ao serem atacados pelas FARC, no sul do país, quando se dirigiam a um hospital para que a mulher desse à luz. No atentado rebelde, duas crianças de 8 e 9 anos também foram feridas por balas que atravessaram as paredes de madeira de suas casas.
Um carro-bomba explodiu hoje em frente a um escritório administrativo de muçulmanos xiitas no centro de BAGDÁ, capital do IRAQUE, matando pelo menos 23 pessoas e ferindo cerca de 100. O alvo do atentado com o FUNDO XIITA, órgão público que administra locais religiosos e culturais desse braço do islamismo. A polícia disse que cadáveres ficaram espalhados em uma rua próxima.

Homens armados invadiram uma clinica de reabilitação de drogas no norte do MÉXICO, na noite de domingo, deixando 11 mortos e pelo menos oito feridos. Os criminosos estavam a bordo de duas caminhonetes. O ataque teve como alvo o centro de tratamento cristão TU VIDA SOBRE LA ROCA. Os homens utilizaram fuzis AR 15 e pistolas de 9 mm. As autoridades temem que haja um número maior de feridos, pois, segundo testemunhas, algumas vítimas conseguiram fugir do local. A clinica escolhida fica nos arredores de TORREON, uma cidade industrial no Estado de COAHUILA, que faz fronteira com os ESTADOS UNIDOS.

NAOKO KIKUCHI, antiga integrante da seita VERDADE SUPREMA, responsável pelo atentado com gás sarin em 1995, no metrô de TÓQUIO – foi capturada em um apartamento no sudoeste da capital após 17 anos foragida. O atentado deixou 13 pessoas mortas e mais de 5.500 intoxicadas.
Último dos fundadores do THE PLATTERS, HERB REED morreu hoje, 4 de junho, em BOSTON, aos 83 anos. O grupo, famoso por músicas como SMOKE GETS IN YOUR EYES e THE GREAT PRETENDER, foi formado em LOS ANGELES em 1953 por REED, JOE, JEFFERSON, CORNELL GUNTHER e ALEX HODGE, e teve quatro hits no topo das paradas americanas nos anos 1950. 

2 013    :     -    TERÇA-FEIRA
Relembro que em 4 de junho de 1958 eu entrava na então FORÇA PÚBLICA como soldado estagiário ao quadro de escreventes. Hoje completo 55 anos desse acontecimento que me fez seguir uma carreira e chegar ao posto de coronel. É para mim muito tempo transcorrido. Mas se fosse preciso começaria tudo de novo, como diz o bom soldado.
O Diário Oficial de hoje está publicando a passagem para a reserva de dois TENENTES-CORONÉIS no posto de CORONEL: ROBERTO XEREZ, Comandante do 45º BPMI – PRAIA GRANDE, e ANTÔNIO CARLOS LORIANO, Comandante do 53º BPMI – AVARÉ.
ROBERTO XEREZ nasceu em 16 de setembro de 1960. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção a capitão. Foi promovido a MAJOR em 24 de maio de 2007. Também não tenho a data de sua promoção a TENENTE-CORONEL.
LORIANO nasceu no dia 19 de agosto de 1961. Entrou na PMESP na mesma turma do ROBERTO XEREZ. A declaração a ASPIRANTE A OFICIAL e as promoções a 2º e 1º tenentes são idênticas ao do seu colega. Não tenho as outras datas de suas promoções a capitão, major e tenente-coronel.

Apesar de enfrentar as dificuldades do trânsito na VIA DUTRA, ainda consigo chegar na hora para o hasteamento das Bandeiras na Câmara Municipal. Ali encontramos o desembargador LAURO RIBEIRO ESCOBAR e o poeta REINALDO BRESSANI, além de alguns vereadores, oficiais da PMESP e as encarregadas do cerimonial, capitaneadas pela CECÍLIA ARRUDA.
Por volta das 13 horas, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MARINEI conta que esteve hoje cedo no MMDC a senhora SILVANA LINA ACOSTA PRIETO. Traz uma carta comovente, onde cita o SARGENTO PM BISCOLA, do 2º BPTran como o policial militar que lhe salvou a vida no dia 23 de junho de 2008. Interesso-me pelo caso, visto a ação meritória do sargento. Entro em contato com o Comandante do Comando de Policiamento de Trânsito, CORONEL PM HERVANDO LUIZ VELOZO, no sentido de premiar o sargento com a Medalha CONSTITUCIONALISTA. VELOZO marca a data para fins de julho, em solenidade no próprio CPTran. Converso, por telefone, com o SARGENTO PM BISCOLA, a fim de me inteirar dos detalhes da ocorrência.
MARINEI recebe um telefonema do 50º BPMM. O Cmt Interino dessa Unidade, MAJOR PM GALDINO, está marcando a data de 15 de julho para entrega da medalha CONSTITUCIONALISTA.  
Passa pela Sociedade o THELL DE MORAES. Quer marcar a data de 6 de junho para a visita de jovens do capítulo WOLFGANG AMADEUS MOZART.
Já em casa, recebo um telefonema do CORONEL PM VALENTIM, Chefe de Gabinete do Cmt Geral. Conversamos sobre a idéia de se rezar uma missa pela alma do GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO, em 23 de Julho, data em que ele morreu na explosão de uma bombarda que lhe seccionou a carótida, num campo em SANTO AMARO (onde hoje fica o aeroporto de CONGONHAS), quando ele era Comandante Geral da FORÇA PÚBLICA já em plena Revolução Constitucionalista de 1932. Estamos pensando em que essa missa seja realizada na Catedral da SÉ. Dona MARIA CECÍLIA, nossa associada, se manifestou para falar com o Cardeal dom ODILO SHERER. No ano passado já tentamos rezar uma missa pelos 80 anos da revolução, mas não fomos felizes no nosso intento.    
Recebo uma mensagem do Presidente do Núcleo de ARAÇATUBA, TENENTE PM ROVINA:
Boas Notícias para Araçatuba
Caríssimo Comandante, trago boas notícias a respeito de uma possível solenidade de entrega de medalhas aqui em Araçatuba. O Coronel Botero me recebeu e concordou com a solenidade de entrega de medalhas a policiais militares e civis merecedores.
Com relação aos indicados, estou aguardando o posicionamento do Cmt de quais policiais serão contemplados.
Algumas questões:
Existe algum impedimento de realizar a entrega de medalhas em conjunto com entrega de Láureas do Mérito Pessoal aos policiais militares?
O mês de Julho (após o dia 9) ficaria muito corrido pro Sr, claro respeitados os 30 dias entre o envio dos currículos à Sociedade?
Coronel, ainda com relação a isso, estou arregimentando novos associados, que estão aguardando o recebimento do salário para o pagamento das taxas iniciais. Já estou com as respectivas fichas de inscrição em mãos. No caso deles, o procedimento é o mesmo com referência à arrecadação do dinheiro das custas de cunhagem da medalha?
Ainda, o Comandante, Coronel Wilson Antonio Botero, foi agraciado recentemente com a Medalha MMDC em Rio Preto. Seria possível condecorá-lo nesta ocasião com outra medalha?
Por fim, existe a possibilidade de agraciar a esposa do falecido veterano Emílio Rodrigues com a medalha MMDC?
Certo de que poderemos fazer uma brilhante solenidade, e sempre à disposição,
CARO ROVINA

Não há impedimento algum na entrega da nossa Medalha em solenidade programada para entrega de láureas do Mérito Pessoal. Aliás, nos quartéis da PM que já efetuam entregas das medalhas da Sociedade isso é muito comum.
No mês de julho já existem algumas datas tomadas para a realização da entrega da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA. Apenas preciso de algumas datas sugeridas pelo comandante para verificar os compromissos que já temos agendados.
No caso da cunhagem da medalha temos um fornecedor que faz o preço mais em conta, talvez por R$60, bem mais barato do que a PANELLI e um outro fornecedor que não me lembro o nome. Se for o caso eu o coloco em contato com o mesmo. O pagamento seria diretamente com ele e o dinheiro não seria canalizado para a Sociedade, para não dificultar a nossa contabilidade.
No caso dos associados novos a cobrança de R$50 é trimestral e isso é providenciado pela MARINEI assim que entrar na Sociedade as propostas. Tudo pode ser feito via e-mail da Sociedade.
Em julho não entregamos a Medalha MMDC, mas sim a Medalha CONSTITUCIONALISTA.
Quanto ao falecido EMÍLIO RODRIGUES o nome dele está com o Deputado Estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES que irá indicar o recebimento
da Medalha da Constituição ao veterano, em caráter "Post Mortem". Um dos familiares do EMÍLIO deverá comparecer na Assembléia Legislativa em 9 de Julho para receber a condecoração. 
Leve ao conhecimento do Cmt que preciso de um veículo para me dirigir a ARAÇATUBA. Seria interessante que a solenidade seja programada para a tarde, a fim de possibilitar a locomoção nossa.
Não se esqueça de que precisamos do prazo de 30 dias para a confecção dos diplomas. Tudo está na dificuldade da assinatura do Presidente do Conselho das Honrarias e Mérito do Governo do Estado, onde o diploma é chancelado. Ele mora em SOROCABA e só vem a SÃO PAULO às terças-feiras. Já ocorreu da falta do presidente numa terça-feira e com isso temos um vácuo de 15 dias para acertarmos essa situação.
Qualquer dúvida retorne ao contato comigo.

Depois de derrotar dois tenistas da casa, o suíço ROGER FEDERER, terceiro colocado no ranking mundial, perdeu hoje para o francês JO-WILFRIED TSONGA por 3 sets a 0 e deu adeus a ROLAND GARROS. TSONGA se classificou para as semifinais do torneio pela primeira vez. A derrota impediu FEDERER de se isolar como recordista de vitórias em PARIS – ele tem 58 vitórias no GRAND SLAM francês, assim como o argentino GUILLERMO VILAS e o italiano NICOLA PIETRANGELI. TSONGA buscará lugar na final contra o espanhol DAVID FERRER, que derrotou seu compatriota TOMMY ROBREDO por 3 sets a 0. Amanhã, o número 1 do mundo, NOVAK DJOKOVIC encara o alemão TOMMY HAAS. Já RAFAEL NADAL joga contra o suíço STANISLAS WAWRINKA. Os vencedores fazem a outra semifinal de ROLAND GARROS.

O técnico MANO MENEZES, demitido da seleção brasileira no ano passado, é o favorito do presidente do PORTO, PINTO DA COSTA, para assumir o comando do clube. Segundo o jornal lusitano ‘A BOLA’, ele deve ser contratado, substituindo VITOR PEREIRA, que não terá o contrato renovado, apesar de ter conquistado o bicampeonato nacional. MANO, que sempre declarou ter vontade de trabalhar em um clube de ponta da EUROPA, esteve em LISBOA no mês passado para dar início às negociações.

Foi no sufoco, mas o JAPÃO arrancou empate por 1 a 1 com a AUSTRÁLIA e se tornou a primeira seleção classificada para a COPA DO MUNDO de 2014. O BRASIL tem vaga garantida por ser o país-sede. O gol redentor saiu apenas aos 46 minutos do segundo tempo e levou à loucura os mais de 60 mil torcedores no Estádio de SAITAMA. Adversário de estréia do BRASIL na COPA DAS CONFEDERAÇÕES, no dia 15 de junho, em BRASILÍA, o selecionado japonês vai participar pela quinta vez consecutiva do MUNDIAL. Também hoje a seleção de OMÃ venceu o IRAQUE por 1 a 0, enquanto o IRÃ derrotou o CATAR pelo mesmo placar. Já as seleções de COREIA DO SUL e LÍBANO empataram por 1 a 1.   

A Prefeitura de SÃO PAULO recebeu hoje depósito de cerca de um milhão de libras esterlinas, a primeira parcela do repasse determinado pela Justiça da ILHA DE JERSEY, um paraíso fiscal, contra empresas ligadas à família do deputado PAULO MALUF. O dinheiro tinha sido liberado dia 24 de maio para uma conta dos advogados que representam a Prefeitura em LONDRES. De acordo com o câmbio desta terça-feira, o valor equivale a cerca de 3,25 milhões de reais. A quantia faz parte do total de 28,3 milhões de dólares que a Corte de JERSEY mandou as empresas KILDARE e DURANT, controladas pela família MALUF, devolverem até junho aos cofres públicos municipais. MALUF sempre negou ter desviado recursos públicos de obras, durante sua gestão. A primeira decisão que reconheceu o direito à repatriação do dinheiro e culpa MALUF diretamente pela fraude foi divulgada em novembro de 2012.

Uma mulher morreu, hoje pela manhã, atropelada por um trem na Estação REPÚBLICA do Metrô. Por conta do acidente, que vai ser investigado pela companhia, a circulação das composições ficaram mais tempo paradas nas estações, o que causou problemas por cerca de vinte minutos, das 11:30 às 11:50 horas. Os usuários da LINHA 1 – AZUL do Metrô também ficaram mais tempo nas plataformas por conta de uma pane no sistema elétrico de um trem na Estação de VILA MARIANA. O problema aconteceu por volta das 8:55 horas e a circulação chegou a ser interrompida por 25 minutos. A falha também teve reflexo nas linhas 3 e 2 – VERDE.

O deputado estadual CELSO GIGLIO apresentou melhora em seu estado de saúde e está consciente, mas vai continuar na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital ALBERT EINSTEIN, na capital. GIGLIO fraturou três costelas em um grave acidente no domingo, em PORANGABA, interior de SÃO PAULO.  

A última flor em homenagem a ALEXANDRE PEÇANHA GADDY, de 41 anos, foi jogada por VIRGINIA, avó materna do dentista. Era uma camélia branca, arrancada pouco antes de um arbusto do Cemitério GTHSÊMANI, no MORUMBI, na zona oeste, onde ele foi sepultado. Uma semana após ter o corpo queimado, GADDY não resistiu: morreu às 22:30 horas da segunda-feira, no Hospital ALBERT EINSTEIN. “O que fica é um grande amor por meu filho”, disse no início da tarde LANCE GADDY, pai do dentista. Mais tarde não quis mais comentar o caso. Pediu à filha CHRISTIANE que falasse pela família. Ela classificou o episódio como “brutal”.

JOSÉ HUMBERTO SENA, de 40 anos, suspeito de matar a aposentada MARIA DO CARMO DA SILVA BATISTA, de 62 anos, durante uma tentativa de assalto a uma casa lotérica, em SÃO BERNARDO, já havia roubado outras casas lotéricas e era foragido da Justiça, segundo informou o delegado da Delegacia Seccional de SÃO BERNARDO, WALDOMIRO BUENO FILHO. SENA foi preso ontem à noite em uma favela de SÃO BERNARDO, após denúncia anônima. Ele e RENATO DE ALMEIDA BATISTA, de 19 anos, invadiram uma casa lotérica da Rua JURUBATUBA, no centro, na tarde do sábado, 1º de junho. O segundo suspeito, que ficou na porta da lotérica enquanto SENA tentava assaltar o local, ainda é procurado. “Ele (HUMBERTO) confessou que disparou a arma, mas alega que foi acidentalmente. Mas pela frieza do crime, há indícios que foi proposital”, disse o delegado, que não soube informar se as outras lotéricas invadidas eram da região do ABCD.

A rainha ELIZABETH 2ª comemorou hoje 60 anos de coroação em uma cerimônia religiosa na ABADIA DE WESTMINSTER, com dois mil convidados, sendo 10 integrantes da família real.

JAMES HOLMES, acusado do massacre em um cinema do COLORADO em julho de 2012, pode alegar inocência por insanidade. Um juiz aceitou hoje o pedido da defesa. A decisão permite que os advogados peçam uma avaliação psiquiátrica. O réu matou 12 pessoas e feriu outras 70 na estréia do filme “BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE”. Quando foi preso, ele alegou ser o CORINGA, inimigo do super-herói. A Promotoria pretende pedir a pena de morte.

Uma turista americana foi estuprada por um grupo de homens em um resort no norte da ÍNDIA. A vítima foi rendida na segunda-feira, dia 3 de junho, por três homens, quando pedia carona para retornar à pousada na cidade de MANALI. Três suspeitos estão presos. Em março, uma turista suíça também foi violentada. No mesmo mês, uma britânica saltou da varanda de um hotel para escapar de um ataque. A policia investiga ainda um suposto estupro contra uma irlandesa de 21 anos, ocorrido no fim de semana.

Relatório da ONU sobre a SÍRIA, divulgado hoje, revelou que há “motivos razoáveis” para acreditar no uso de substâncias tóxicas como armas em pelo menos quatro ataques na guerra civil. A organização alerta, porém, para a necessidade de obter mais provas para identificar os produtos usados e por quais grupos. A FRANÇA detectou a presença de gás sarin.

Em meio a protestos e tumultos que estouram em diversos pontos do país, o governo da TURQUIA baixou o tom do discurso e pediu calma à população. Hoje, o vice-primeiro-ministro BULENT ARINC pediu desculpa pela repressão policial contra um protesto pacífico antigoverno, iniciado na sexta-feira, dia 31 de maio, que resultou em cinco dias de confusão e duas mortes. O objetivo foi tentar acalmar a multidão que ocupava as ruas. O clima piorou com a morte de ABDULLAH COMERT, de 22 anos, integrante da ala jovem da oposição. Ele foi golpeado na cabeça em um protesto em ANTAKYA, perto da fronteira com a SÍRIA, na noite de ontem. Os comentários de ARINC, que assumiu o comando do governo depois de o primeiro-ministro TAYYIP ERDOGAN ter deixado ontem o país para uma visita à ÁFRICA, contrastaram com a atitude de ERDOGAN, que chamou os manifestantes de “saqueadores”.

OSVALDO RAPHAEL SANTIAGO, conhecido carinhosamente como NHOVÁ, era um dos últimos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. Nascido em outubro de 1914 em APIAÍ, no interior de SÃO PAULO, o filho de ISIDORO ALFEU SANTIAGO e de ISABEL PONTES SANTIAGO alistou-se aos 17 anos. Durante a batalha, foi responsável pela manutenção e pelo transporte de armamento.
A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA de 1932 tinha como objetivo derrubar o governo provisório do então presidente da República GETÚLIO VARGAS. O movimento armado foi no Estado de SÃO PAULO. Na região de ITAPETININGA, o município de BURI foi palco das batalhas da guerra civil, que completa 81 anos no próximo 9 de julho.
SANTIAGO presenciou combates ocorridos nos município de GUAPIARA e BURI próximos do RIO PARANAPANEMA. O CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, presidente da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, disse que BURI foi palco das maiores batalhas de resistência dos paulistas contra as forças de GETULIO VARGAS.
Ele ressalta ainda que, em 26 de julho de 1932, foi registrado um grande confronto com centenas de mortos. Já em 15 de agosto do mesmo ano, houve o segundo grande combate, que durou aproximadamente 17 horas. “Esse é conhecido como o segundo maior combate da AMÉRICA LATINA e também o mais longo da história da Revolução”, conta.
Após a revolução, o ex-combatente tornou-se motorista profissional e casou-se com MARIA AUGUSTA, em 1942, com quem teve dez filhos, 18 netos e dez bisnetos. Aposentado do Departamento de Estradas de Rodagem de ITAPETININGA em 1987, passou a atuar como motorista particular. Homem de hábitos simples e bastante religioso, gostava de trabalhar com obras sociais. Mas o “seu” NHOVÁ deixava a vida pacata para receber homenagens, como as medalhas da CONSTITUIÇÃO, do CINQUENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO DE 1932 e a CONSTITUCIONALISTA.
SANTIAGO morreu neste dia 4, aos 98 anos, na cidade de ITAPETININGA, por problemas de saúde relacionados à idade avançada.        

2 014     :    -     QUARTA-FEIRA
No dia 4 de junho de 1958 um jovem de 21 anos entrava para as fileiras da então FORÇA PÚBLICA. 56 anos passados, esse jovem, agora com 77 anos de idade, curte uma velhice movimentada como presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Isso está sendo um tanto complicado por causa dos problemas físicos inerentes da idade.
MARINEI manda-me um e-mail onde a JANAÍNA EXPÓSITO lhe comunica que passará em casa, amanhã, por volta das 11:45 horas, para irmos para ITAPIRA. Trata-se do famigerado processo que corre no Fórum daquela cidade. Até tinha esquecido disso, face aos inúmeros trabalhos que tenho na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Ao chegar à Sociedade, MARINEI coloca-me a par de um telefonema do CAPITÃO PM HERBERT, presidente do Núcleo “GINO STRUFFALDI”. Ele foi transferido de Companhia e quer levar o núcleo para onde está servindo agora. Pede para entregar seis medalhas para seus novos comandados, em princípios de julho. Chegam também currículos de personalidades apontadas pelo Núcleo de JAHÚ. 

No MMDC, ainda não tenho definições de lugares para os eventos de 9 e 14 de julho. Depois, em contato com o CCOMSOC, fica definida a ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO como o local para a comemoração da DATA MAGNA de SÃO PAULO. Mas ainda não tenho o horário para constar dos diplomas de outorga do COLAR DA VITÓRIA e dos Ofícios de Outorga do COLAR. Preciso, também, da relação das autoridades, de comum acordo com o Comando Geral da PMESP.
Depois do almoço, onde comento com nosso amigo OLIVEIRA todos esses problemas, vou até a Câmara Municipal. Ontem recebera um e-mail do JOSÉ D´AMICO sobre o COLAR GUILHERME DE ALMEIDA, que seria discutido hoje por uma Comissão da Cultura da Câmara. Mas não o encontro. Resolvo definir com o Vereador CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO a questão do dia 14 de julho. Não poderá ser na Câmara Municipal por causa do recesso do legislativo. Discutimos então a possibilidade de entregar o COLAR DA VITÓRIA para nossos associados no próprio Quartel do Comando Geral. O CORONEL PM CAMILO irá conversar com o Cmt Geral por esses dias. 

Leio, pela internet, o Diário Oficial e vejo que foi transferido para a reserva, no posto de CORONEL PM, o TENENTE-CORONEL PM ÉDSON LUIZ GASPAR, do Grupamento de Policiamento Aéreo. Ele nasceu em 6 de abril de 1964. Entrou para a PMESP em 4 de fevereiro de 1983. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1985. Tenho apenas as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1986); 1º TENENTE (24 de maio de 1989) e CAPITÃO (15 de dezembro de 1997).

Os metroviários de SÃO PAULO rejeitaram nesta noite a proposta de 8,7% de reajuste salarial oferecido pela empresa e decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. Os mais de 4,5 milhões de usuários que passam pelas estações das linhas 1-AZUL, 2-VERDE, 3-VERMELHA e 5-LILÁS devem viver mais um dia de caos e problemas para chegar aos seus compromissos,
Ao contrário do que aconteceu há duas semanas, quando demorou a tomar atitudes durante a paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus, hoje, logo após o anúncio da greve do Metrô, a Prefeitura anunciou a suspensão do rodízio municipal de veículos amanhã. O PAESE também vai ser acionado. As linhas de ônibus que operam com destino às estações de Metrô serão estendidas. Também haverá reforço da frota em toda a cidade. Serão criadas linhas especiais para atender os passageiros.
Logo após a decisão dos funcionários, o Tribunal Regional do Trabalho determinou que 100% da frota circule nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e 70% nos demais horários. Caso não cumpra a determinação, o sindicato poderá ser multado em 100 mil reais por dia. Uma nova reunião de conciliação está marcada para às 15:30 horas de amanhã.
A LINHA 4-AMARELA, administrada pelo Consórcio VIAQUATRO, funcionará normalmente, assim como os trens da CPTM.
A categoria optou pela greve após oito tentativas de negociação. De acordo com o presidente dos metroviários, ALTINO MELO DOS PRAZERES, faltou empenho à empresa. Os trabalhadores reivindicam aumento de 35,47% - sendo 7,95% referentes a perdas salariais mais 25,5% de aumento real por produtividade – além do plano de carreira para funcionários da manutenção e segurança, reajuste de 13,25% no vale-refeição, fim da privatização e terceirização, divisão igualitária da Participação nos Lucros e bônus por periculosidade. O Metrô ofereceu aumento salarial de 8,70%, vale alimentação de R$290 e vale refeição de R$699,16.

Policiais militares da reserva (reformados) e familiares da ativa bloquearam, nesta tarde, um trecho da RADIAL LESTE. Após a interdição na via, um comboio com 15 ônibus e quatro vans seguiu para a frente do Estádio ITAQUERÃO, palco da abertura da COPA DO MUNDO, na zona leste, para protestar por melhores salários para os PMs. Anunciada para ocorrer em frente ao PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, no MORUMBI, na zona oeste, a CERPM (COORDENADORIA DAS ENTIDADES REPRESENTANTES DOS PMs) mudou o local do ato quando soube que o governador GERALDO ALCKMIN não estaria no local. A CERPM diz que as negociações por reajustes nos vencimentos foi encerrada. O Estado nega, afirmando que o aumento será anunciado em “tempo oportuno”. Os militares da ativa não estiveram presentes na manifestação porque são proibidos por lei.

Cerca de quatro mil pessoas participaram de um protesto na zona leste da capital, contra os gastos para a realização da COPA DO MUNDO. O ato foi convocado pelo MTST (MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO). Para os manifestantes, o poder público deveria ter priorizado gastos com habitação. A RADIAL LESTE ficou totalmente fechada no sentido bairro, às 19:45 horas. A via teve oito quilômetros de congestionamento. “Se as nossas reivindicações permanecerem na geladeira, no dia do jogo vai ter muita gente sem ingresso querendo entrar também (nos estádios)”, disse GUILHERME BOULOS.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou, hoje, projeto de lei que dá às guardas municipais poder de polícia. De autoria do deputado ARNANDO FARIA DE SÁ, o projeto estabelece o estatuto geral das guardas municipais, regulamentando dispositivo da Constituição que prevê a criação dessas corporações para a proteção de bens, serviços e instalações. De acordo com a Agência Senado, o texto segue para o plenário da Casa. Além de prevenir, inibir e coibir infrações contra esses bens e instalações, as guardas municipais deverão colaborar com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas.  

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, ROBSON MARINHO, pediu licença do cargo hoje, em decisão publicada no Diário Oficial do Estado. Suspeito de ter recebido 2,7 milhões de dólares de propina da empresa francesa ALSTOM, que fornece trens para o Metrô e para a CPTM, ele alega que precisa deixar o tribunal para elaborar sua defesa. O pedido de licença é válido por sete dias, mas pode ser prorrogado por até 90 dias.
O conselheiro é acusado de envolvimento no esquema que fraudou licitações das empresas do governo estadual em favor da ALSTOM. De acordo com o Ministério Público, ele teria recebido os recursos da propina em uma conta bancária na SUIÇA, que foi bloqueada por autoridades daquele país. O conselheiro nega as irregularidades, mas não explica seu patrimônio. ROBSON MARINHO é membro do TCE desde 1997. Ele assumiu o cargo – que é vitalício – durante o governo de MÁRIO COVAS (PSDB), de quem foi secretário entre 1995 e o ano da posse no tribunal.
O Ministério Público pediu o afastamento dele do cargo, mas ainda não há decisão da 13ª Vara da Fazenda Pública. MARINHO recebeu a intimação da juíza na terça-feira e tem até o dia 6 de junho para apresentar sua defesa. Depois disso, a juíza MARIA GABRIELA SPAOLONZI deverá decidir.

Os deputados CIDINHA CAMPOS (PDT) e DOMINGOS BRAZÃO (PMDB) bateram boca na Assembléia Legislativa do RIO DE JANEIRO ontem e o caso acabou na polícia. CIDINHA disse que foi chamada de “puta”, “vagabunda” e “ordinária”. BRAZÃO alegou ter tido a honra de sua família insultada pela deputada. A briga foi registrada na Delegacia da Mulher como ameaça e injúria. Os dois têm foro privilegiado e o caso será encaminhado para a presidência da Assembléia.  

O porta-voz do Parlamento sírio, MOHAMMAD AL-LAHAM, anunciou hoje que o presidente BASHAR AL-ASSAD venceu as eleições presidenciais na SÍRIA com 88,7% dos votos. Opositores de ASSAD classificaram as eleições como uma farsa e disseram que os outros dois candidatos não ofereceram nenhuma alternativa real e uma eleição em meio a guerra civil, que já matou mais de 160 mil pessoas, não poderia ser considerada. Com as eleições, ASSAD garantiu seu terceiro mandato.

Depois de todas as polêmicas envolvendo brasileiros impedidos de entrar na EUROPA, principalmente na ESPANHA, a Agência Européia de Controle de Fronteiras divulgou que o total de barrados caiu 59% nos últimos quatro anos. Em 2010, 6.178 brasileiros foram impedidos de entrar nos países europeus. Já em 2013, o total reduziu para 2.542. Dados do Instituto de Estatística da EUROSTAT revelam também uma queda de 55% no número de brasileiros vivendo ilegalmente em algum país europeu nos últimos quatro anos.

FELIPE DE BORBÓN, o príncipe de ASTÚRIAS e futuro rei de ESPANHA, comprometeu-se hoje a dedicar “todas as forças” pra trabalhar com “esperança e apaixonadamente para servir os espanhóis” e a sua “querida ESPANHA”. FELIPE fez a declaração na cidade de LEYRE, em NAVARRA, na entrega do Prêmio PRÍNCIPE DE VIANA DA CULTURA ao historiador TARSÍCIO DE AZCONA. Ele estava acompanhado da futura rainha LETIZIA. No evento, ele fez o primeiro discurso desde o anúncio da abdicação do seu pai, o rei JUAN CARLOS.   

2 015    :    -    QUINTA-FEIRA SANTA
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-16, o Cel Med PM 870907-6 Antonio Martins Tieppo - C Med - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-1833/15 - Pr. 5.995.258/15).
O Chefe do Centro Médico da PMESP, CORONEL PM ANTÔNIO MARTINS TIEPPO, nasceu no dia 11 de junho de 1959. Foi nomeado 2º TENENTE PM Méd em 28 de fevereiro de 1987. Sua promoção a 1º TENENTE PM Méd é de 15 de dezembro de 1987. Foi promovido a CAPITÃO PM Méd em 15 de dezembro de 1992. Não tenho as datas de suas  outras promoções.
Sendo hoje DIA SANTO, procuro descansar de minhas atribulações relacionadas com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Também, com mais calma, procuro equacionar os trabalhos no computador que trouxe da Sociedade para suprir a falta do meu, que está nas mãos do BETÃO. Disse ele que na sexta-feira, dia 5, trará de volta o computador já com uma nova placa-mãe (defeito que foi encontrado no aparelho).
Lembro, com muita saudade, do dia 4 de junho de 1958, data em que, depois de muitas dificuldades, conseguia entrar na então FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Isso aconteceu há 57 anos atrás.
LUCINDA tem uma queda no quintal de casa. Apenas bateu com a testa, mas poderia ser coisa pior. Continua ela fazendo tudo, muito embora sua filha MARLENE censure isso. É de sua índole e não sabe ficar quieta.

A 23ª edição da Marcha para Jesus reuniu, no início da tarde desta quinta-feira (4), cerca de 340 mil pessoas na zona norte da capital paulista, segundo estimativa da Polícia Militar. A programação, que começou com uma caminhada pela manhã, deve se estender até a noite, com diversas apresentações musicais. Com sol e temperatura amena, o evento reuniu famílias de diversas partes da cidade.
Os participantes saíram por volta das 10h30 da Estação da Luz e seguiram pela Avenida Tiradentes em direção a Praça Heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira). No caminho, carros de som animavam o público com música gospel e momentos de oração. “Eu estou gostando para caramba. Estou gostando de tudo: da música, do pessoal”, disse empolgado o estudante Vitor Martins, de 16 anos. Apesar de ser católico, o jovem veio acompanhar os primos e conhecer a marcha. “Não esperava esse tanto de gente. Está muito lotado”, comentou o adolescente que mora em Sapopemba, zona leste paulistana.
A diarista Vera Lopes participou pela segunda vez do evento, acompanhada da irmã e dos sobrinhos. “Gostei da primeira, por isso estou na segunda. Agora, não perco mais. Gosto muito da música e da pregação”, contou. Vera disse, no entanto, que não pretendia ficar até o fim do evento e voltar para casa, no Campo Limpo, zona sul, no final da tarde. “Amanhã tenho que trabalhar cedo”, justificou.
A estudante de radiologia Indaiá Nazaré levou a filha Kimberly, de 11 anos, pela primeira vez à marcha. Segundo ela, o objetivo é apresentar a religião à menina. “Esse é o meu papel como mãe. Quando ela estiver tomando decisões sobre a própria vida, vai decidir se continua seguindo o caminho ou não.” Indaiá disse que participa “há muitos anos” ao evento. “Tenho recebido o que tenho pedido. E venho agradecer o que recebi.”
A aposentada Eva Miranda estava emocionada com o clima da caminhada. “Você sente no ar a unção. Eu sinto que o meu coração vai me levar. É uma benção”, tentou descrever. “E vim porque eu amo Jesus”, acrescentou.

Depois de dois anos de espera, o Ministro da Justiça, JOSÉ EDUARDO CARDOZO, assinou no dia 2 de junho a portaria que declara como terra indígena uma área de 532 hectares na zona norte da capital. A reserva está localizada nos municípios de SÃO PAULO e OSASCO e inclui parte do PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ.
O terreno é ocupado por cerca de 700 índios da etnia guarani pelo menos desde 1950, de acordo com relatórios antropológicos da FUNAI. A assinatura de CARDOZO é um dos últimos passos para que a área seja definitivamente homologada como reserva. Agora faltará a assinatura da presidente DILMA ROUSSEFF. Os avanços no processo, no entanto, só aconteceram após a escalada de tensão na região.
Cansados de esperar pela oficialização da área, os índios ocuparam irregularmente terras ainda não desapropriadas. Ameaçados por uma ordem de reintegração de posse expedida pelo Tribunal de São Paulo, eles prometiam resistir à ação da polícia. "Se eu não morar nesta terra vivo, vou morar nesta terra morto", chegou a afirmar o cacique ARI GUARANI, de 74 anos, ao jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO em maio.
O confronto acabou adiado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a reintegração de posse e recomendou o entendimento entre índios e o dono do terreno, o ex-prefeito de SÃO BERNARDO, ANTÔNIO TITO COSTA.
Os indígenas chegaram a ser recebidos no Ministério da Justiça e no Supremo. Já TITO COSTA manteve reuniões com o prefeito FERNANDO HADDAD para tentar negociar alguma forma de ressarcimento da propriedade, herdada do sogro, segundo a versão do político.
Agora, a indicação é que o processo de demarcação deve seguir seu curso. Nesses casos, não há previsão de compensação financeira aos antigos donos da terra. TITO COSTA não foi encontrado hoje para comentar a decisão do governo.
A portaria autoriza ainda a FUNAI a elaborar e implantar junto com a CETESB um plano conjunto de administração da área em que a batizada TERRA INDÍGENA JARAGUÁ se sobrepõe ao PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ, assegurando a participação da comunidade GUARANI. Caberá também à FUNAI a demarcação administrativa da reserva.

Um homem morreu atropelado quando estava tentando salvar outra vítima de acidente nesta madrugada, na Avenida PRESTES MAIA, LUZ, na região central. Os dois casos aconteceram num intervalo de três minutos. O primeiro atropelamento ocorreu quando um RENAULT DUSTER, em alta velocidade, bateu em ADJAIR RONALDO DA SILVA, de 44 anos. O motorista fugiu e abandonou o carro em uma rua próxima ao local.
A vítima ficou caída no asfalto quando dois homens foram ajudá-lo Porém, neste momento, uma moto YAMAHA LANDER atropelou ERIVALDO FREITAS, 41 anos. Os dois homens morreram na hora.
O auxiliar administrativo RENATO DA SILVA SANTOS, 31, que conduzia a moto, permaneceu no local, mas precisou ser protegido, já que populares queriam linchá-lo.
Submetido ao teste do bafômetro, ficou constatado que RENATO havia bebido. Preso em flagrante, responderá por homicídio simples e embriaguex ao volante. No carro do motorista da DUSTER, foragido, foi encontrada uma lata de cerveja. RENATO poderá ser liberado para responder em  liberdade, se pagar fiança de três salários mínimos (R$2.364).

O padre WILSON PEREIRA DOS SANTOS, de 35 anos, foi baleado e outras oito pessoas roubadas após sofrerem um arrastão dentro de um vagão do Metrô entre as estações JARDIM SÃO PAULO e PARADA INGLESA, da Linha AZUL. O crime ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 3 de junho. Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos.
De acordo com a Polícia Civil, os menores entraram no trem na Estação JARDIM SÃO PAULO e, após o sinal da partida, anunciaram o roubo. Um deles estava armado com um revólver calibre 38.
O sacerdote contou que no vagão havia cerca de 20 pessoas e os menores recolheram os celulares de alguns passageiros. Após pegarem os aparelhos, eles ainda fizeram uma checagem olhando banco por banco para saber se não haviam esquecido de alguém.
Quando a composição chegou à Estação PARADA INGLESA, os suspeitos mandaram todos ficarem dentro do trem e atiraram no religioso. O disparo atravessou a perna direita dele. "Não sei se foi por acidente ou porque eles estavam bravos com uma senhora que não quis entregar o celular. Eu só senti o tiro, mas Graças a Deus não foi nada sério", disse WILSON, que também teve o telefone levado.
Após o crime, os jovens fugiram, mas os agentes do Metrô acionaram a polícia e eles foram apreendidos próximo à estação. Com eles, foram recolhidos nove celulares, uma carteira, além da arma. Todas as vítimas reconheceram a dupla.
WILSON foi socorrido ao hospital e, depois de atendido, liberado pelos médicos. "Eu creio que foi um caso isolado. Infelizmente, o roubo pode acontecer em qualquer lugar", afirmou.

O BRASIL está próximo de ganhar o primeiro título em ROLAND GARROS desde 2001, com GUSTAVO KUERTEN. Sem dificuldades, o mineiro MARCELO MELO e o croata IVAN DODIG, venceram o holandês JEAN-JULIEN ROJER e o romeno HORIA TECAU, hoje, por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5) e garantiram vaga na final, no domingo, contra os irmãos BOB e MIKE BRYAN.    

(Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição: Juliana Andrade)
O general Leônidas Pires Gonçalves, ministro do Exército durante o governo de José Sarney, morreu hoje (4), no Rio de Janeiro.  Segundo informações do Centro de Comunicação Social do Exército, o general tinha 94 anos e deixa a mulher, dois filhos, quatro netos e sete bisnetos.
De 1974 a 1977, durante a ditadura militar, Leônidas Pires Gonçalves foi chefe do Estado-Maior do 1º Exército, no Rio de Janeiro, e comandante Militar da Amazônia. Em 1983, assumiu o Comando do 3º Exército, em Porto Alegre.
Em 1985, foi convidado por Tancredo Neves para assumir o Ministério do Exército. Com a morte de Tancredo, o general integrou o governo do presidente José Sarney.
Em nota, Sarney lamentou a morte do ex-ministro, a quem chamou de grande amigo, e disse que o general teve papel fundamental durante a transição da ditadura militar para o regime democrático.
“Ele deu suporte para que a transição fosse feita com as Forças Armadas e não contra as Forças Armadas. Pacificou o Exército e assegurou e garantiu o poder civil. Reconduziu os militares aos seus deveres profissionais, defendendo a implantação do regime democrático que floresceu depois de 1985”, lembrou Sarney.
O general foi citado no relatório da Comissão Nacional da Verdade, divulgado em dezembro de 2014, como um dos 377 agentes do Estado que atuaram na repressão política e foram responsáveis, direta ou indiretamente, pela prática de tortura e assassinatos durante o regime militar.
O velório de Leônidas Pires Gonçalves está marcado para o sábado (6), no Palácio Duque de Caxias. A cremação será no mesmo dia, às 13h, no Crematório São Francisco Xavier, no bairro do Caju, Rio de Janeiro.

O Tribunal Administrativo Regional de LAZIO, na ITÁLIA, negou o recurso da defesa do ex-diretor de marketing do BANCO DO BRASIL, HENRIQUE PIZZOLATO, e determinou a extradição do mensaleiro para o BRASIL.
O petista, condenado a 12 anos e sete meses de prisão, deverá cumprir a pena no Presídio da PAPUDA, em BRASÍLIA. Caberá agora ao Ministério da Justiça da ITÁLIA determinar a volta de PIZZOLATO ao BRASIL. A defesa do mensaleiro já anunciou  que irá recorrer da decisão ao Conselho de Estado italiano. Na quarta-feira, dia 3, GIUSEPPE ALVENZIO, representante do Ministério da Justiça da ITÁLIA que conversou com jornalistas que acompanham o caso, classificou como inadmissível a possibilidade de revisão da decisão sobre PIZZOLATO.
"É inadmissível. A Corte de Cassação já analisou todo o caso e tomou a decisão. Não se pode colocar em discussão o caso agora em um tribunal administrativo", respondeu.
O primeiro parecer favorável ao pedido de extradição do governo brasileiro de PIZZOLATO foi dado no dia 24 de abril pelo ministro da Justiça da ITÁLIA, ANDREA ORLANDO. Marcada para o dia 11 de maio, a vinda do ex-diretor do BB que autorizou o repasse de dinheiro do banco para financiar o mensalão, foi suspensa devido ao recurso apresentado pela sua defesa, no dia 6 do mesmo mês.
Ao todo, PIZZOLATO deu para o maior escândalo de corrupção do governo do ex-presidente LULA R$3,8 milhões entre 2003 e 2004, através do fundo VISANET, à DNA, agência de publicidade do empresário MARCOS VALÉRIO, o operador do mensalão. O dinheiro foi repassado a políticos em troca de apoio político ao PT no Congresso. PIZZOLATO ainda teria ficado com R$336 mil do esquema. Ele fugiu em 2013 do BRASIL com um passaporte italiano falso em nome do irmão, CELSO, morto em 1978. O ex-diretor foi preso em MARANELLO, no Norte da ITÁLIA, em 5 de fevereiro do ano passado. Cidadão italiano, ficou preso até outubro de 2014 na prisão SANT´ANNA DI MODENA. Solto após decisão da Corte de Apelação de BOLONHA, voltou a ser preso em fevereiro deste ano. Agora deverá, finalmente, cumprir pena no BRASIL.

Mais de cem pessoas morreram hoje em um incêndio num posto de gasolina na capital de GANA, ACRA, enquanto tentavam escapar de chuvas torrenciais que atingem o país nos últimos dias, e pelo menos mais 50, por causa das enchentes, segundo o presidente JOHN MAHAMA. Segundo o Corpo de Bombeiros local, diesel e gasolina vazaram com as inundações, e o incêndio de uma casa nas proximidades provocou uma explosão. Imagens de tv mostram corpos sendo empilhados na traseira de uma caminhonete, e outros carbonizados, presos em meio a escombros.

O HSBC informou, hoje, em comunicado, que pagará 40 milhões de francos suíços, cerca de 43 milhões de dólares (134 milhões de reais) para encerrar investigação do Ministério Público de GENEBRA sobre lavagem de dinheiro na filial suíça do banco. Os promotores do MP suíço estavam investigando o HSBC e funcionários suspeitos de auxiliar clientes a lavar dinheiro e sonegar impostos na filial do país. A investigação começou após o ex-técnico de informática do banco HERVÉ FALCIANI vazar uma lista de milhares de suspeitos de evasão fiscal às autoridades francesas em 2008.    
A FRANÇA já compartilhou a lista com outras investigações abertas em outros países, como o BRASIL. Somente de correntistas brasileiros são 6.606 contas bancárias (que atendem a 8.667 clientes) e um valor movimentado entre 2006 e 2007 equivalente a cerca de 20 bilhões de reais.

2 016        :    -     SÁBADO
Uma data de muito frio. Não consigo fazer muita coisa neste sábado, apenas lembrando dos tempos em que entrei para as fileiras da FORÇA PÚBLICA, em 4 de junho de 1958, completando 58 anos, portanto, na corporação.

CASSIUS MARCELLUS CLAY JÚNIOR tinha 12 anos quando ganhou uma bicicleta. Ficou tão contente com o presente que correu para exibi-lo aos amigos em uma feira organizada por comerciantes negros em LOUISVILLE, no estado de KENTUCKY, ESTADOS UNIDOS. Entupiu-se de pipoca e refrigerante até decidir voltar para casa.
Caiu no choro quando chegou ao local no qual deixara a bicicleta. Ela havia sido roubada. Revoltado, o adolescente jurou esbofetear até a morte o ladrão tão logo o encontrasse. Com lágrimas no rosto, procurou a ajuda de um policial, onde funcionava uma academia de boxe.
Foi um momento crucial para o surgimento de um dos maiores atletas da história, morto na madrugada de sexta para sábado, aos 74 anos, em decorrência de problemas respiratórios.
O oficial JOE MARTIN disse para CASSIUS que, antes de desejar vingança, ele deveria aprender a lutar. Filho de um artesão com uma empregada doméstica, o garoto começou a frequentar o ginásio, onde desferiu os primeiros jabs. Após seis semanas de treino, já trocava socos com meninos mais velhos.
Teve uma ascensão meteórica. Ganhou vários torneios amadores até conquistar a medalha de ouro nos JOGOS OLÍMPICOS DE ROMA, em 1960, na categoria meio-pesado. Um mês depois, fez sua primeira luta como profissional. Em 1964, ao derrotar SONY LISTON, alcançou o primeiro de seus três títulos mundiais como peso-pesado.
Com o cinturão, converteu-se ao islamismo e trocou de nome para MUHAMMAD ALI-HAJ. A decisão desagradou ao pai, também batizado CASSIUS CLAY, em homenagem a um líder abolicionista americano.
O preconceito racial teve enorme influência na personalidade de ALI. Ele cresceu ouvindo o pai contar história de negros assassinados por brancos. Sentiu na própria pele a discriminação enquanto participava de uma passeata pelos direitos dos negros. Da janela, uma senhora de cabelos brancos atirou um balde d´água sobre sua cabeça.
"Quando eu era criança e ia à Igreja, sempre perguntava à minha mãe: "Por que JESUS é branco de olhos azuis? Por que na Santa Ceia todos são brancos? Por que até os anjos são brancos?, comentou ALI, em entrevista a um canal americano de TV, nos anos 1960, ao ser perguntado sobre o motivo de abandonar o cristianismo.
Já campeão olímpico, ele foi à uma lanchonete no centro de LOUISVILLE para comer um cachorro-quente. Ficou enfurecido quando o gerente da loja o avisou que não poderia servir "um crioulo". Ele chegou a declarar que, por causa desse episódio, atirou no RIO OHIO a medalha conquistada em ROMA. Anos mais tarde, porém, confessou ao escritor DAVID REMNICK, um de seus biógrafos, que inventara a história - na verdade, ele perdera a peça.
A língua solta, usada frequentemente para promover suas lutas, o deixou nas cordas em vários momentos. JOE FRAZIER, o grande rival de MUHAMMAD, nunca perdoou o colega, por quem foi apelidado de GORILA FEIOSO e era acusado de ser subserviente aos brancos.
Em 1967, O REI DO MUNDO, como o próprio ALI se intitulou, teve a licença de pugilista cassada após recusar o alistamento para combater com o Exército na GUERRA DO VIETNÃ. "Nenhum vietnamita jamais me chamou de crioulo. Por que vou lutar contra eles?", argumentou.
A Suprema Corte só autorizou o retorno dele aos ringues em 1970. No ano seguinte, sofreu a primeira de suas cinco derrotas em 61 e ao perder para FRAZIER, por pontos, após15 assaltos - o duelo ficou conhecido como a LUTA DO SÉCULO.
Em 1974, ALI disputou no ZAIRE (atual CONGO) a sua mais famosa luta. Era o azarão contra o então campeão mundial dos pesados GEORGE FOREMAN. Para vencer, recorreu ao lema que norteou sua carreira: "voar como uma borboleta e ferroar como uma abelha". Encostado nas cordas, provocou o adversário como "você não é de nada" e "essa é a direita mais forte que você tem?" Cansado de tanto esmurrar o oponente, FOREMAN acabou nocauteado no oitavo assalto.
Um ano depois, ALI viajou a MANILA, capital das FILIPINAS, para enfrentar FRAZIER pela terceira vez. Ganhou no round final, por nocaute técnico, mas levou uma surra tão grande que temeu pela própria vida. "Foi o mais perto que cheguei de morrer num ringue", admitiu.
Em 1981, pendurou as luvas. Em 1984, porém, deparou-se com o mais letal de seus adversários: o MAL DE PARKINSON, uma doença do sistema neurológico que afeta, principalmente, o cérebro, prejudicando a coordenação motora e provocando tremores no corpo. A despeito das limitações, ALI acendeu a pira olímpica nos JOGOS OLÍMPICOS DE ATLANTA, em 1996.
Por causa da doença, as aparições públicas do ex-boxeador rarearam nos últimos anos, enquanto as internações se tornaram frequentes. Passou o Réveillon de 2015 no hospital devido a uma pneumonia. Teve também de se tratar de infecção urinária. Na madrugada de quinta para sexta, deu entrada no Centro Médico de SCOTTSDALE, onde permaneceu na companhia da mulher, LONNIE, até ouvir o gongo pela última vez. Ele deixa nove filhos (sete mulheres e dois homens).

Discutir quem é o melhor da história do esporte é uma tarefa praticamente impossível. PELÉ, MICHAEL JORDAN, MICHAEL PHELPS, entre outros, são sempre lembrados. Mas como comparar esses monstros sagrados de esportes tão diferentes? Quais critérios vamos usar? MUHAMMAD ALI talvez não seja o melhor boxeador da história, mas ele transcendeu o mundo do esporte.
Nasceu como CASSIUS CLAY, ganhou o ouro olímpico, chocou o mundo vencendo SONNY LISTON e conquistando o título mundial dos pesados. Um dia depois, tornou-se MUHAMMAD ALI - recusando o "nome de escravo" e se convertendo à religião islâmica.
Perdeu o auge da carreira por não aceitar servir ao Exército na GUERRA DO VIETNÃ. Voltou três anos depois, conquistou o título mundial novamente e travou batalhas históricas contra alguns dos melhores pesados da história: JOE FRAZIER, GEORGE FOREMAN.
Por essas e outras histórias, dentro e fora dos ringues, ALI é único. Não há personagem tão fascinante entre os melhores do mundo em outros esportes.

Inspirado em MUHAMMAD ALI, o  CORINTHIANS conquistou uma vitória heróica no último round. Hoje, contra o CORITIBA, o TIMÃO perdia a partida até os 44 minutos do segundo tempo, mas encontrou forças para virar o marcador: 2 a 1)
Perseguido pelo BANDO DE LOUCOS, por causa da eliminação nas oitavas de final da COPA LIBERTADORES, contra o NACIANAL-URU, o centro avante ANDRÉ fez o primeiro gol. Pouco depois, aos 49 minutos, o lateral-esquerdo UENDEL levou os mais de 26 mil torcedores presentes na arena ao delírio anotando o segundo goal.

Foi ruim e poderia ser pior. Foi ruim porque, em sua estreia na COPA AMÉRICA CENTENÁRIO, nesta madrugada, o BRASIL empatou sem gols com o EQUADOR, no Estádio ROSE BOWL, em PASADENA, ESTADOS UNIDOS. Poderia ser pior porque o árbitro prejudicou os equatorianos ao anular um gol legítimo de BOLAÑOS.
Vaiada ao fim do jogo, a seleção volta a jogar na quarta-feira, contra o HAITI. Tem de vencer os caribenhos para chegar à rodada final sem depender de outros resultados.
BRASIL: ALISSON; DANIEL ALVES, GIL, MARQUINHOS e FILIPE LUÍS; CASEMIRO, ELIAS (LUCAS LIMA), RENATO AUGUSTO, WILLIAN (LUCAS) e PHILLIPPE COUTINHO; JONAS (GABRIEL).

GARBINE MUGURUZA não tomou conhecimento do favoritismo de SERENA WILLIAMS e conquistou o título de ROLAND GARROS. Na decisão, a espanhola derrotou a norte-americana por 2 sets a zero, parciais de 7/5 e 6/4. Com o título, a tenista número quatro do ranking mundial quebrou um jejum espanhol de 18 anos - a última compatriota a levantar o troféu da competição francesa havia sido ARANTXA SANCHEZ-VICÁRIO, em 1998. "Foi a final perfeita. Esse é o torneio da ESPANHA e vencer aqui é o máximo", celebrou MUGURUZA, que havia perdido a decisão de WIMBLEDON para SERENA em 2015 e nunca tinha conquistado um GRAND SLAM. Já a norte-americana lamentou o fato de perder a oportunidade de se igualar a STEFFI GRAF como a maior vencedora de GRAND SLAMS na era moderna de tênis. A alemã é dona de 22 taças.

Em clima de revolta dos parentes, foi enterrado nesta manhã, no cemitério SÃO LUIZ, na zona sul, o corpo do menino ÍTALO FERREIRA DE JESUS SIQUEIRA, de 10 anos, morto pela Polícia Militar no MORUMBI, na noite da última quinta-feira, dia 2 de junho.
O menor, que estava dirigindo um carro furtado de um condomínio, foi baleado na cabeça após troca de tiros com a PM e morreu na hora. Um outro garoto de 11 anos, que também participou do furto, prestou dois depoimentos e foi liberado.
Revoltados, parentes e amigos cobraram agilidade nas investigações. eles se uniram para pagar cerca de 800 reais pelo enterro. Vizinhos da mãe desembolsaram 400 reais para alugar um ônibus, que os levou do MORRO DO PIOLHO, em CAMPO BELO, zona sul, até o cemitério SÃO LUIZ, na mesma região.
"Ele aprontava, às vezes não obedecia a mãe, mas era um menino doce. A única coisa que fazia de errado era pegar a bicicleta dos outros, mas devolvia. Eram de pessoas dali da comunidade mesmo. E, quando sentia fome, pegava as frutas da feira. Mas arma? Assalto? Nunca", afirmou uma prima. ÍTALO e o amigo teriam participado de outros dois crimes este ano, mas não teriam usado armas.
A família contesta a versão da PM de que ÍTALO foi morto após troca de tiros com os policiais. Os agentes afirmaram que encontraram um revólver calibre 38 no carro. Em um primeiro depoimento, o menino de 11 anos contou que o amigo deu dois tiros enquanto dirigia o carro e um terceiro após colidir com um ônibus. ÍTALO teria sido baleado em seguida.
Depois, mudou a versão e disse que os tiros foram disparados durante o trajeto e não depois da batida. Afirmou também que um policial chegou próximo ao veículo, pulou da moto e atirou na cabeça de ÍTALO.
O advogado ARIEL DE CASTRO, do Conselho Estadual de Direitos Humanos, que acompanhou o segundo depoimento do menino disse que "pode ter ocorrido uma execução", já que não houve confronto.
Trêmula e sem desgrudar do caixão onde estava o filho, a mãe, CINTIA FERREIRA, de 29 anos, não dorme desce o ocorrido. Repete insistentemente que quer o menino de volta. A avó paterna, que cuidava do menino, desmaiou durante o enterro e foi amparada.
O menino passou a maior parte da vida morando com a avó paterna. A mãe dele cumpriu pena por roubo. O pai está detido por tráfico. O padrasto, pai de dois de seus quatro irmãos (tem um de 13 anos, um de 8 e duas meninas, uma de 2 anos e outra de cinco meses) também está preso, segundo uma parente. "por problemas na documentação do carro."
Nesse contexto, dizem os familiares, o menino caiu em "conversas erradas". "Quando ele fez sete anos, começaram alguns problemas. Ele até tomava calmante, não queria mais ir para a escola. Ía para abrigos e não ficava, mas não significa que era bandido. Os pais fizeram tudo que podiam", explicou outra parente. ÍTALO chegou a morar em abrigos.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado informou por meio de nota, hoje, que os policiais militares envolvidos na morte de ÍTALO "estão afastados do trabalho externo até a devida apuração da ocorrência".
A pasta afirmou que "o caso está sendo apurado com o rigor necessário e continuará sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, por se tratar de morte durante intervenção policial". A Corregedoria da Polícia Militar também abriu um inquérito administrativo e acompanha as investigações.
Durante a perseguição, os dois policiais que participaram da ação efetuaram um tiro cada um… Já a arma encontrada no carro, um revólver calibre 38, que foi roubado no ano passado, em JUNDIAÍ, tinha três projeteis usados e três intactos.
A delegada ELISABETE SATO já havia afirmado que os exames residuográfico e necroscópico foram solicitados, além da perícia veicular. SATO afirmou, ainda, que o menino usava uma luva de motociclista, que também foi recolhida para avaliação. Ela acredita que um laudo com esses resultados poderá sair na segunda-feira.

A presidente afastada DILMA será o principal algo das delações premiadas de MARCELO ODEBRECHT e de altos funcionários da empreiteira. O empresário, que está preso desde junho do ano passado e foi condenado a 19 anos de prisão por lavagem de dinheiro e associação criminosa, confirmará aos investigadores da OPERAÇÃO LAVA JATO que a reeleição de DILMA foi financiada com propina depositada em contas no exterior, segundo a revista VEJA deste fim de semana.
A LAVA JATO já teria rastreado o repasse de três milhões de dólares da empreiteira para uma conta na SUÍÇA do marqueteiro JOÃO SANTANA, responsável pelas três últimas campanhas presidenciais do PT.
A investigação também descobriu que outros 22,5 milhões de reais foram pagos a SANTANA em dinheiro vivo. O pagamento foi, de acordo com a revista, entre outubro de 2014, quando DILMA conquistou o segundo mandato, e maio de 2015.
Segundo a VEJA, ODEBRECHT dirá que os detalhes do financiamento eleitoral foram combinados com GILES AZEVEDO, ex-chefe de gabinete da presidente afastada. O ex-secretário particular da petista, ANDERSON DORNELLES, também será  citado por MARCELO ODEBRECHT.
DORNELLES pediu uma ajuda financeira, e repasses mensais de 50 mil reais teriam sido feitos a "um laranja", DOUGLAS FRANZONI, sócio de DORNELLES, para serem entregues a ele.
As delações premiadas de MARCELO ODEBRECHT deverão citar pelo menos treze governadores e 36 senadores como beneficiários de propinas nas campanhas eleitorais de 2010 e 2014. De acordo com a publicação, a empreiteira distribuiu, à margem da lei, aproximadamente 100 milhões de reais em recursos aos candidatos. Segundo a revista, o empresário decidiu fazer o acordo de delação depois de todas as tentativas de livrá-lo da cadeia.
Pelo menos 50 altos funcionários da ODEBRECHT devem fechar acordos de delação premiada. Eles fornecerão detalhes do pagamento de propina. Ainda segundo a revista, o presidente nacional do PSDB, SENHAOR AÉCIO NEVES, também será citado por ter recebido recursos "por fora" para sua campanha presidencial, exatamente como DILMA.

A presidente afastada DILMA reagiu, hoje, à decisão da Casa Civil que limitou seu deslocamento com aeronaves da FAB a idas e vindas de PORTO ALEGRE, cidade onde tem família. Em mensagem publicada nas redes sociais, DILMA classificou a decisão como "ilegítima" e "escandalosa". "Eu vou viajar. É um escândalo que eu não possa viajar para o RIO para o PARÁ, para o CEARÁ... Isso é grave. Eu não posso, como qualquer outra pessoa, pegar um avião (comercial). Tem de ter todo um esquema garantindo à minha segurança, pela Constituição. É a Constituição que manda", escreveu.

A polícia do RIO DE JANEIRO já sabe que a jovem de 16 anos que sofreu um estupro coletivo no MORRO DA BARÃO foi atacada por ao menos dois grupos diferentes (com até 12 agressores) e em dois momentos distintos. Aos poucos, eles estão sendo identificados pelos agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente  Vítima. De acordo com as investigações, depois de um baile funk, a adolescente seguiu, por volta das 7 horas do último dia 21, para uma casa na comunidade, acompanhada de RAI DE SOUZA, de 22 anos, com quem teve relações sexuais, e do jogador de futebol LUCAS PERDOMO DUARTE SANTOS, de 20, além de mais uma jovem. Por volta de 10 horas, os três foram embora, deixando a adolescente para trás. Mais tarde, traficantes passaram pelo local e, ao verem a menina desacordada, decidiram levá-la para uma outra casa, chamada de "abatedouro" e utilizada pela quadrilha para a prática do sexo. De acordo com a polícia, o traficante MOISÉS CAMILO DE LUCENA foi quem carregou a adolescente para o imóvel, onde. além dele, de seis a oito bandidos a estupraram.
Abandonada na casa, a adolescente foi encontrada no local à noite, segundo as investigações, por RAPHAEL ASSIS DUARTE BELO, de 41 anos, RAÍ e um terceiro traficante, identificado apenas como JEFINHO. "Segundo depoimentos, RAÍ chegou a se perguntar o que ela estaria fazendo ali. Nesse momento, aconteceu o segundo estupro", disse a delegada CRISTIANA BENTO, da DCAV. A adolescente foi estuprada primeiro por traficantes. Ela se lembra se ter acordado numa outra casa, o "abatedouro". no momento em que MOISÉS a segurava.   

2 017    :   -      DOMINGO
Vamos trabalhar na biblioteca durante um bom tempo deste domingo. Não estou bem de saúde. As dores do lado esquerdo ainda não passaram de vez. Isso me deixa amoladíssimo. LUCINDA conta-me que sua amiga NORMA passa um drama com sua filha RENATA, internada no Hospital CARLOS CHAGAS. Sente ela dores abdominais e precisa fazer diálise duas vezes por semana. Recentemente sofreu com água no pulmão. É diabética e precisa fazer transplante de um rim. Sua mãe precisa ficar ao seu lado no hospital e, com isso, não pode trabalhar normalmente. Quem sofre mais com tudo isso é a filha da RENATA, a MARYA LUIZA.

Cinco homens fugiram da carceragem do 2º DP (BOM RETIRO), no Centro, sábado, por volta das 17 horas. Um dos foragidos, no entanto, foi detido pelos policiais no mesmo dia.
Segundo a Polícia Civil, o grupo fez um buraco na parede e usou um cobertor trançado, deixando como uma corda, para tentar fugir da cela. No local ficam os detidos em flagrante ou aqueles que aguardam vaga em unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária.
A corda usada pelos criminosos, de acordo com policiais, estava a uma altura de 10 metros do chão. No entanto, a pasta estadual da Segurança não explicou como o grupo conseguiu abrir o buraco na parede.
Já no boletim de ocorrência, segundo o portal G1, fala que além da fuga, será investigada a “entrada ilegal de aparelho móvel de comunicação (celular) em estabelecimento prisional”.
Os foragidos são: LUCIANO BORGES DA SILVA, de 21 anos; TÚLIO LUÍS GEROTO ALVES, 24; DOUGLAS RIACHÃO DA SILVA, 29; JONAS FERREIRA DA SILVA, 32, e ELOÍZIO DE OLIVEIRA FERREIRA, 42. Eles respondem por tráfico de drogas, furto e roubo.
ELOÍZIO foi recapturado sábado por policiais, mas os outros seguem foragidos. Em nota, a SSP informou que o GOE, grupo de elite da corporação, foi acionado para auxiliar nas buscas. O local onde os detidos fugiram foi periciado e a Polícia Civil vai prosseguir com as investigações.
Além disso, a Corregedoria da Polícia Civil vai acompanhar o caso para “verificar se houve irregularidades por parte dos policiais”, ou seja, se os ajudaram, facilitaram os detidos a concluírem a fuga.
Em 2015, a carceragem do 2º DP viveu um caso de confusão entre os presos. A transexual VERÔNICA BOLINA, de 27 anos, foi acusada de arrancar a orelha de um carcereiro. Depois disso, ela afirma que foi agredida por policiais. Já os agentes negam essa versão da história e afirmam que VERÔNICA apanhou dos detidos. Ela foi detida em flagrante, em abril do mesmo ano, suspeita de tentar assassinar uma idosa, agredir uma transexual e uma mulher, além de brigar com policiais militares no prédio onde morava. VERÔNICA foi solta este ano.

Acusado de matar a tiro BRIAN CRISTIAN BUENO DA SILVA, de 22 anos, durante uma abordagem policial em outubro de 2006, o SOLDADO PM LUÍS PAULO IZIDORO, 28, vai ser julgado por júri popular. A data do julgamento não foi marcada e a defesa do policial disse que vai entrar com recurso.

Uma briga de trânsito em MONGAGUÁ, no Litoral Sul, acabou com um motorista morto no sábado à noite. Segundo informações da PM, um guarda municipal de EMBU DAS ARTES, na Grande São Paulo, teria atirado contra um motorista, de 40 anos, após uma discussão, que não teve o motivo ainda divulgado. A bala entrou no braço de WALTER FERRARI JÚNIOR e perfurou seu pulmão. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu no caminho para o hospital. O guarda municipal, por sua vez, tentou fugir, mas foi preso em CUBATÃO com um calibre 38, registrado em seu nome. O caso foi registrado como homicídio na Delegacia de CUBATÃO.

Uma rebelião no Centro Socioeducativo LAR DO GAROTO PADRE OTÁVIO SANTOS, na PARAÍBA, deixou sete adolescentes mortos no sábado. No decorrer do tumulto, ao menos 11 internos da unidade conseguiram escapar do local.
Segundo a polícia local, cinco destes adolescentes foram queimados vivos dentro de uma cela para presos provisórios. Os outros dois foram espancados com barras de ferro até a morte, sendo que um deles teve o corpo queimado depois de morto.
Para a polícia, o motivo da briga foi uma discussão interna. Os adolescentes chegaram a atear fogo em colchões e móveis durante o tumulto.
Ontem, três pessoas suspeitas de assassinar os sete menores foram presas. Uma quarta pessoa segue foragida.

Preso no sábado pela Polícia Federal, o ex-assessor especial do presidente TEMER, o ex-deputado RODRIGO ROCHA LOURES, só pensava em acalmar sua mulher, grávida de oito meses.
Segundo informações do jornal O GLOBO, o ex-parlamentar escreveu uma carta, assim que chegou à carceragem da Superintendência da PF em BRASÍLIA, cheia de recomendações. Ele não queria que a mulher ficasse preocupada e teria escrito no texto que ela deve ter apenas um foco agora: o quarto do bebê.
“Ele disse para ela que está tudo bem e que ela tinha de ficar calma, se preocupar somente com o quartinho do bebê”, disse uma fonte ao jornal, que acompanhou a prisão do ex-deputado. “Não deve ser fácil estar com oito meses de gravidez e ter o marido preso”.
ROCHA LOURES teria dito ainda, segundo a fonte, que sua esposa deveria avisar aos seus pais que ele não quer receber visitas. O ex-deputado quer tentar evitar o constrangimento e sofrimento dos dois por ver o filho na carceragem.
A carta foi enviada por meio dos advogados do ex-parlamentar, que estiveram na Superintendência da PF. Como a prisão de ROCHA LOURES é preventiva e não temporária, há riscos de ele não estar no parto quando chegar a hora.

Com a prisão do braço direito do presidente MICHEL TEMER, a tensão no Palácio do Planalto, em BRASÍLIA, voltou a aumentar, pois muitos politiqueiros estão temendo que ROCHA LOURES acorde uma delação premiada.
O Planalto não quis comentar sobre a prisão do ex-parlamentar. No entanto, no sábado de manhã, TEMER voltou à SÃO PAULO, onde esteve na sexta-feira em reunião com o governador GERALDO ALCKMIN, para se reunir com seu advogado.

Movimentos sindicais e artistas realizaram um evento, , hoje, no LARGO DA BATATA, zona oeste, para convocação  de eleições diretas. O ato intitulado”SP PELAS DIRETAS JÁ” teve uma programação de shows com cantores como PITTY, MARIA GUADÚ, EMICIDA e MANO BROWN. “Há 35 anos teve o primeiro comício pelas DIRETAS JÁ e ele foi pequeno, mas quando entraram na luta movimentos, artistas, músicos, o ato cresceu e foi capaz de derrotar a ditadura militar naquele momento”, disse GUILHERME BOULOS, do MTST, sobre a importância da participação dos artistas.

Desde a divulgação da delação dos donos da JBS, ministros do PSDB tem pressionado a legenda para deixar a base aliada. Porém, hoje, os ministros do partido se reuniram com TEMER e garantiram que continuarão na base. Para o presidente, a decisão traz alívio, já que enfrenta ainda esta semana o início do julgamento no TSE, que pode levar à cassação do seu mandato.

Há dez meses sem perder em casa, o PALMEIRAS teve a chance de bater seu último carrasco no ALLIANZ PARQUE, o ATLÉTICO MINEIRO. A série invicta subiu para 25 jogos, mas faltou um gol para o 0 a 0 se tornar vitória. WILLIAM que o diga.
O atacante desbancou BORJA e começou titular. Porém, bateu pênalti no meio do gol e VICTOR defendeu com as pernas. A torcida não gostou do placar final e vaiou a equipe na saída do campo.
O VERDÃO é o 12º colocado no BRASILEIRÃO. Com quatro pontos, está empatado com AVAÍ e SPORT, mas ganha pelo saldo de gols.
Esta tarde foi recheada de surpresas desagradáveis para o SÃO PAULO. No MOISÉS LUCARELLI, em CAMPINAS, o TRICOLOR acabou derrotado pela PONTE PRETA, por 1 a 0, com gol de LUCCA, pela quarta rodada do CAMPEONATO BRASILEIRO. O time comandado por ROGÉRIO CENI ainda assistou à ótima estreia de EMERSON SHEIK e perdeu RODRIGO CAIO, suspenso por ter recebido seu terceiro amarelo.
O TRICOLOR estacionou na nona colocação, com seis pontos.
Com três jogos realizado no sábado, a quarta rodada do CAMPEONATO BRASILEIRO recomeçou nesta manhã. E com clássico. No RIO, o FLAMENGO recebeu o BOTAFOGO, em VOLTA REDONDA, e a partida acabou empatada em 0 a 0.
Na briga pela ponta da tabela, o GRÊMIO venceu mais uma dentro de sua arena. Contra o VASCO, o time de RENATO GAÚCHO venceu o rival carioca por 2 a 0.
Outro time que se deu bem foi a CHAPECOENSE. Contra o CRUZEIRO, no MINEIRÃO, o time de VAGNER MANCINI triunfou por 2 a 0 e assumiu a liderança do campeonato, com dez pontos.
Na RESSACADA, o AVAÍ bateu o SPORT por 1 a 0 e deixou a zona de rebaixamento.

Sem surpresas nas oitavas de final de ROLAND GARROS. O SÉRVIO NOVAK DJOKOVIC suou no início para passar pelo espanhol ALBERT RAMOS-VIÑOLAS, mas está nas quartas de final do torneio de PARIS. Desafio duro também para ANDY MURRAY. Contra o argentino DEL POTRO, venceu por 7/6 (8/6) e 7/5, 0/6 e 6/0 para avançar na competição. Já o espanhol RAFAEL NADAL não teve sustos ao abrir parciais tranquilas, 6/1, 6/2 e 6/2 sobre o compatriota ROBERTO BAUTISTA AGUT.

A polícia de LONDRES prendeu 12 suspeitos de envolvimento nos ataques terroristas, que aconteceram na noite do sábado e deixaram sete mortos e 48 feridos. Os suspeitos foram detidos nesta manhã, em BARKING, na região leste de LONDRES. De acordo com a rede britânica BBC, o imóvel onde o grupo se encontrava pertence a um dos três autores dos ataques ocorridos na LONDON BRIDGE e no mercado de BOROUGH. A polícia ainda realiza investigações no bairro em que o grupo foi localizado.
Na noite de sábado, um grupo de “lobos solitários”, que estava dentro de uma van branca, avançou em alta velocidade contra pedestres que cruzavam a LONDON BRIDGE. Alguns quarteirões à frente, três homens, entre eles o suposto proprietário do imóvel em BARKING, desembarcaram do veículo armados com facas e atacaram pessoas que estavam no mercado de BOROUGH. Os responsáveis pelo ataque no mercado vestiam coletes que aparentavam carregar explosivos, mas posteriormente foi constatado que se tratava de dispositivos falsos com o único intuito de provocar ainda mais pânico nas vítimas.
Segundo informações do jornal O GLOBO, policiais britânicos dispararam 50 vezes para tentar parar os três terroristas na noite de sábado durante os ataques. Os suspeitos, que pareciam ser terroristas suicidas com coletes explosivos, foram mortos após oito minutos da primeira chamada à polícia.
Ainda de acordo com o jornal, o grupo de inteligência SITE disse que o ESTADO ISLÂMICO reivindicou a responsabilidade pelos ataques em LONDRES.
“Um destacamento de combatentes do ESTADO ISLÂMICO executou o ataque de hoje em LONDRES“, afirmou um comunicado. O EI não mostrou evidências de que estaria por trás do atentado
A primeira-ministra THEREZA MAY fez um duro discurso contra o terrorismo, hoje, horas após os dois ataques terroristas.
A premiê britânica alertou que “há muita tolerância com o terrorismo” no REINO UNIDO e prometeu que se empenhará na luta contra a ameaça de radicais islâmicos. “Chegou a hora de dar um basta”, disse. MAY fez o discurso após a reunião do Conselho de Emergência do Governo.

A primeira-ministra lembrou que esse é o terceiro ataque ocorrido no país somente nos últimos três meses (os outros se deram também em LONDRES, na ponte de WESTMINSTER, em março: e em MANCHESTER, durante show da cantora ARIANA GRANDE, há duas semanas).     

Nenhum comentário: