sexta-feira, 2 de junho de 2017

RELATÓRIO DO MÊS DE MAIO DE 2017 DAS ATIVIDADES DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC





CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC


RELATÓRIO DO MÊS DE MAIO DE 2017 - ATIVIDADES DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.

3 DE MAIO DE 2017 – QUARTA-FEIRA
Por volta das 14:30 horas, estou chegando no MUSEU MILITAR. Ali se encontra o WILLIAM MASCARENHAS e, logo em seguida, chega o PELEGRINO. Este último conversou com o MAJOR PM CÁSSIO, comandante interino do 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”. O CÁSSIO e o PELEGRINO querem reativar o NÚCLEO MMDC “CORONEL PEDRO DIAS DE CAMPOS”, que foi instalado nesse batalhão (mais conhecido como ROTA). O MAJOR PM CÁSSIO não pode vir conversar comigo porque está em reunião com oficiais. As ameaças de movimentos subversivos fazem com que o batalhão de elite da PM fique em alerta.
MARINEI CHALUB apronta ofícios para serem entregues para o SUBCMT PMESP, COMANDANTE DO POLICIAMENTO DE CHOQUE e COMANDANTE DO REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA “9 DE JULHO”, todos para providências acerca de um evento que CAMILA GIUDICE, Presidente do Núcleo MMDC- ACADEMIA DE CULTURA “PRO MMDC FIANT EXIMIA”, está planejando para o dia 28.
Projeto “A gentileza dos animais com os seres humanos: história, atuação na sociedade, valorização e respeito”, que será realizado no dia 28 de Maio de 2017, no Monumento Mausoléu ao Herói Constitucionalista de 32 – Obelisco do Ibirapuera, com a demonstração do trabalho realizado pela Instituição.
A presença do Regimento será de extrema importância pela participação histórica na Revolução Constitucionalista de 32, além do trabalho desenvolvido nos dias atuais, como a patrulha montada, participação nas manifestações e a equoterapia, os quais queremos demonstrar para a população e prestigiar estes nobres profissionais policiais e os animais que os acompanham nestas missões.
Além disso, a idéia também é fazer a exposição do Acervo do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, na parte interna e externa do Obelisco, inclusive com a montagem do cenário com o cavalo, etc, das peças que constaram em exposição em Homenagem para a Cavalaria na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Todas as ações serão sem fins lucrativos, de caráter voluntário, apenas para promover o ato cívico e cultural. Contaremos com o apoio voluntário dos alunos da Graduação de Direito da Universidade Paulista – UNIP.
Convidamos o Canil da Polícia Militar para participar e engrandecer o Projeto “A gentileza dos animais com os seres humanos: história, atuação na sociedade, valorização e respeito”, que será realizado no dia 28 de Maio de 2017, no Monumento Mausoléu ao Herói Constitucionalista de 32 – Obelisco do Ibirapuera, com a demonstração do trabalho realizado pela Instituição.
A presença do Canil será de extrema importância pela participação histórica na Força Pública, além do trabalho desenvolvido nos dias atuais, como buscas, resgates, policiamento, dentre outros, os quais queremos demonstrar para a população e prestigiar estes nobres profissionais policiais e os animais que os acompanham nestas missões.
MARINEI traz-me de retorno a GUARULHOS. Conta ela que o LUCAS tomou remédio errado (por culpa da médica que o examinou), prejudicando o fígado. Está se recuperando de uma brava infecção urinária, mas teve de ir para ARARAQUARA, pois tem provas na Universidade onde estuda.
Consigo falar, pelo celular, com o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES. Ele esteve viajando, pela maçonaria, e não pode estar presente na Assembleia Geral Eleitoral, no dia 28 de abril. Peço a ele para que me represente no evento marcado pelo CPA/M-8, em OSASCO, na manhã do dia 5 de maio, uma vez que, no mesmo horário, irei para PIRITUBA (ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS).

4 DE MAIO DE 2017 – QUINTA-FEIRA
No quartel do COMANDO MILITAR DO SUDESTE, enorme multidão está presente para assistir a posse do GENERAL-DE-EXÉRCITO JOÃO CAMILO PIRES CAMPOS. Assim que chego no CMSE, cumprimento o GENERAL CAMPOS, bem como o GENERAL MAURO CESAR LOURENA CID, que está deixando o Comando.
O juiz RICARDO MONTE SERRAT veio de RIBEIRÃO PRETO para assistir o ato de posse e vai me apresentar o GENERAL LUCIANO GUILHERME CABRAL PINHEIRO que será condecorado com a MEDALHA MMDC no dia 23 de maio, indicação sua. Vamos cumprimentar o Cmt Geral, CORONEL PM NIVALDO CESAR RESTIVO; o SubCmt PMESP, CORONEL PM MAURO CEZAR DOS SANTOS RICCIARELLI; CORONEL PM CARLOS RICARDO GOMES, da Assistência Militar da Assembleia Legislativa, o Presidente da Assembleia Legislativa, CAUÊ MACRIS; o juiz presidente do Tribunal de Justiça Militar, SÍLVIO HIROSHI OYAMA e muitas outras autoridades.
MILTON BASILE procura-me para assinar diplomas de medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que serão entregues amanhã numa solenidade do CPA/M-8, em OSASCO.
Converso com WANDER CHALUB, motorista do Presidente do TJM. WANDER e MARINEI lutaram muito para comprar um apartamento neste ano. Agora, com as chaves na mão, o WANDER vai assentar o piso do apartamento.
Depois de muito tempo sem comunicar-se com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vamos encontrar o conselheiro ARIOVALDO CHACUR, que promete retornar às atividades na Instituição.
Não vou ao palanque, pois sou obrigado a sair por volta das 11:15 horas, a fim de participar de um almoço no PIERO (rua Roberto Simonsen), bem perto do Pátio do Colégio, com ANTONIO CARLOS LUZ MAGALHÃES, sua esposa SÍLVIA e MARINEI CHALUB.
Vamos tratar de vários assuntos ligados ao MMDC, principalmente com a SÍLVIA, nossa Diretora da Juventude, que está organizando com reais méritos a participação do EXÉRCITO INFANTO-JUVENIL ALDO CHIORATTO no próximo 9 de julho. A ideia é chegar ao número de cem crianças que irão abrir o desfile da data magna de SÃO PAULO. O momento no PIERO é ótimo, mas temos outro compromisso nesta tarde: às 14 horas, no GRUPAMENTO AÉREO, estão nos esperando o CORONEL PM CARLOS EDUARDO FALCONI; Vereador SARGENTO TARCÍSIO; ANTÔNIO CARLOS ROBERTO TEIXEIRA; MAURÍCIO KYRILOS, ALFREDO DUARTE DOS SANTOS e outras pessoas que irão compor a diretoria do NÚCLEO MMDC-GRUPAMENTO AÉREO “GAVIÕES DE PENACHO”. Uma das metas do núcleo é a criação da MEDALHA “GAVIÕES DE PENACHO”, que o CORONEL PM FALCONI pretende entregar antes de passar para a reserva em 13 de julho de 2017.
ATA 002
SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC
NÚCLEO MMDC “GAVIÕES DE PENACHO” DO ÁGUIA - GRUPAMENTO AÉREO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
REUNIÃO DE POSSE DA DIRETORIA DO NÚCLEO MMDC “GAVIÕES DE PENACHO” DO GRUPAMENTO DE RADIOPATRULHA AÉREA (COMANDO DE AVIAÇÃO) DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, aos 4 dias do mês de maio do ano de 2017, na sala do Comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar, Avenida Olavo Fontoura nº 1078, Santana, São Paulo – Capital, realiza a nomeação da Diretoria do respectivo núcleo.
Estiveram presentes na reunião: Cel PM Mário Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32, Cel PM Carlos Eduardo Falconi – Comandante do GRPAe, Dr. Maurício Kirilos – Diretor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Comendador Roberto C. T. Mendes – Empresário, Sr Alfredo Duarte dos Santos – Policial Civil do Gabinete do Secretário de Segurança Pública e Vereador Sargento Tarcisio – Vereador Municipal da Estância Turística de Olímpia.
O Sr Cel PM Carlos Eduardo Falconi – Comandante do GRPAe e Presidente do NÚCLEO MMDC “GAVIÕES DE PENACHO” DO ÁGUIA - GRUPAMENTO DE RADIOPATRULHA AÉREA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, com aquiescência do Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, Cel Mário Fonseca Ventura, nomeia a Diretoria do Núcleo respectivamente:
Registra que a função de Presidente é reservada ao Comandante do GRPAe.
Registra também que o Primeiro Presidente de Honra é o Cel PM Ricardo Gambaroni e que todos os Presidentes, ao deixarem o cargo, são automaticamente considerados Presidentes de Honra.
Ficam definidos como membros da Diretoria do Núcleo:
Vice-Presidente:                                       Dr. Maurício Kirilos,
1º Secretário:                                                         1º Ten PM Eduardo Yajima Nishimura Peres
2º Secretário:                                                         Cb PM Valéria Cristina de Oliveira
Presidente do Conselho Deliberativo:                       Roberto C. T. Mendes
Presidente do Conselho de Outorga:                         Tenente Coronel PM Anderson Lima de Oliveira
Vice-Presidente do Conselho de Outorga:   Ten Cel PM Paulo Luiz Scachetti Junior
Diretor Institucional:                                            Alfredo Duarte dos Santos
Diretor de Cerimonial:                                         1º Ten PM Larissa Fidelis Aguiar
Diretor de Relações Públicas:                          Vereador Sargento Tarcisio
Diretor Jurídico:                                        2º Ten EB Rogério Serodio

_________________________________
Cel PM Mário Fonseca Ventura
Presidente Soc Vet 32 – MMDC

_________________________________
Cel PM Carlos Eduardo Falconi
Presidente


_________________________________
Dr. Maurício Kirilos
Vice-Presidente
_________________________________
Alfredo Duarte dos Santos
Diretor

_________________________________
Comendador Roberto C. T. Mendes
Presidente

_________________________________
Vereador Sgt Tarcisio Candido de Aguiar
Diretor
MARINEI leva-me até em casa. Ela está muito preocupada com seu filho LUCAS. Por causa dos estudos, ele foi para ARARAQUARA, mas não está curado da infecção urinária.


5 DE MAIO DE 2017 – SEXTA-FEIRA
Duas solenidades marcadas para às 10 horas desta manhã chuvosa e fria. Irei para PIRITUBA e o CORONEL PM ANTONIO CARLOS representará a presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em OSASCO, na solenidade programada pelo CORONEL PM VIANA.
Recebo um telefonema da MARINEI. Ela está preocupada com o seu filho LUCAS. Foi internado na Santa Casa de ARARAQUARA, com suspeita de hepatite e pedra na vesícula. São complicações dos remédios que ele tomou para curar uma infecção urinária, na semana passada. Foi para ARARAQUARA face seus estudos na Universidade onde cursa Engenharia Química. Libero-a para cuidar do LUCAS. Deverá ir para ARARAQUARA.
FERNANDO MORENO transmite-me um recado do Comandante do CPA/M-8, OSASCO. Numa ocorrência policial perde a vida o CABO PM BARRETO, naquela região. O evento programado para essa manhã está adiado.
Com a chuva, o CABO PM HIPÓLYTO vai chegar em casa por volta das 8:45 horas. Mas, muito bom motorista, tira a diferença com a sirene ligada, abrindo caminho na VIA DUTRA e na MARGINAL TIETÊ. O resultado é que vamos chegar na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS antes de começar o evento. Isso permite cumprimentar os indicados para serem agraciados e seus familiares.
WILLIAM MASCARENHAS comparece nessa solenidade, trajando a farda de 1932, como sempre.
Face o mau tempo, o Comandante da ESSds, CORONEL PM HUMBERTO GOUVEA FIGUEIREDO, determina que a solenidade seja transferida para o ginásio, com espaço físico bem reduzido para a encenação dos fatos acontecidos na PRAÇA DA REPÚBLICA, onde foram vitimados MARTINS, MIRAGAIA, CAMARGO e ALVARENGA.    
Apesar de tudo, a cerimônia transcorre num ambiente aconchegante, que merece os nossos elogios. O MAJOR PM EDSON comanda a tropa sem erros a notar. Os agraciados desta manhã são os seguintes:
Cel PM
852056-9
Humberto Gouvea FIGUEIREDO
Cap Sinésio
Cel PM
852073-9
Luis Henrique DI JACINTHO Santos
Cap Sinésio
Cel PM
840890-4
Leo FANIN
CONSTITUCIONALISTA
Ten Cel PM
840881-5
Gerson ROSSETTO Baeto
CONSTITUCIONALISTA
Maj PM
891291-2
Luis Fernando Guillon Pinto
CONSTITUCIONALISTA
Cap PM
901308-3
Cyro CARAMASCHI
CONSTITUCIONALISTA
1º Ten PM
118708-2
Leonardo da COSTA RAMOS
CONSTITUCIONALISTA
1º Ten QAOPM
901135-8
Edinilson Rivelino MADRID dos Santos
CONSTITUCIONALISTA
1º Sgt PM
975982-4
André Luiz RODRIGUES
CONSTITUCIONALISTA
1º Sgt PM
760470-0
LUCIMARA Santos da Costa Rodrigues
CONSTITUCIONALISTA
2º Sgt PM
117727-3
VANESSA Aparecida de OLIVEIRA
CONSTITUCIONALISTA
Cb PM
135313-6
JULIO Cezar Pinto Fernandes de Azevedo
CONSTITUCIONALISTA
Cel PM
841398-3
Marcelo de OLIVEIRA CARDOSO
MMDC
Cap PM
990014-4
LIGIA Pinheiro
MMDC
Cap PM
100386-A
Roberto CRISÓSTOMO
MMDC
1º Ten PM
974917-9
ANDERSON Kuhl de Oliveira
MMDC
1º Ten PM
118389-3
Diego KARAM
MMDC
1º Ten PM
118296-0
Renato Lopes GASPAR
MMDC
1º Ten PM
121046-7
BYANCA Bertocco da Silva Santos
MMDC
1º Ten QAOPM
866181-2
NILTON Aparecido Mauricio
MMDC
2º Ten QAOPM
964038-0
Reginaldo FREIRE Batista
MMDC
1º Sgt PM
970478-7
IVAN Silva Filho
MMDC
Cb PM
104687-0
ALEXANDRE Fonseca
MMDC
Ten Cel PM
831112-9
Rogério CABRAL Camargo
PEDRO DE TOLEDO
Cap PM
104566-A
Luis GABRIEL Matheus de Sousa
PEDRO DE TOLEDO
Cap PM
892472-4
Alessandro Pedro Gonçalves ALBUQUERQUE
PEDRO DE TOLEDO
1º Ten PM
112779-9
Vinicius VALTER LIMA
PEDRO DE TOLEDO
1º Ten PM
107299-4
VITOR dos Santos LIMA
PEDRO DE TOLEDO
1º Ten PM
113600-3
THÁCIO Cardoso da Silva
PEDRO DE TOLEDO
Subten PM
924406-9
Elias ALEXANDRE RODRIGUES de Oliveira
PEDRO DE TOLEDO
1º Sgt PM
972589-0
VAGNER Silva Figueiredo
PEDRO DE TOLEDO
2º Sgt PM
118643-4
Francisco Valdécio RAMALHO Dantai
PEDRO DE TOLEDO
Cb PM
975574-8
José RICARDO de Paula
PEDRO DE TOLEDO
CIVIL

Sr. David Barioni Neto
PEDRO DE TOLEDO
Apenas não dá para executar o desfile da tropa. Muitas fotos são tiradas nesta oportunidade e vamos deixar PIRITUBA depois das 11:30 horas. O CABO HIPÓLYTO vai me conduzir até o MUSEU MILITAR. WILLIAM MASCARENHAS acompanha-nos.
Encontro na sala do MMDC o GABRIEL, filho da MARINEI. Dá a notícia de que seu irmão continua internado e, dependendo dos exames, pode ser que tenha de sofrer uma intervenção cirúrgica. MARINEI está indo para ARARAQUARA.
Durante esta tarde, recebemos um comunicado do BATALHÃO DE FORÇA TÁTICA de SANTOS. O BAEP quer fazer uma solenidade de aniversário e entrega de medalhas da Sociedade em 12 de julho. São transmitidas todas as instruções necessárias para esse evento.
Assino também os diplomas das medalhas que serão entregues no dia 9 de maio, na sessão solene na Assembleia Legislativa, programada pelo Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA.

Essa solenidade programada para o Comando de Policiamento da região de OSASCO está adiada. Iriam ser condecorados as seguintes pessoas: 

                                                             PEDRO DE TOLEDO
1º TEN PM
915346-2
MARCELO APARECIDO VIEIRA
1 TEN PM
118392-3
BRUNO CARVALHO SALMERON
SUBTEN PM
902214-7
CLAUDIO PEREIRA DA SILVA
1º SGT PM
923451-9
EDMILSON CELESTINO MACEDO
1º SGT PM
965384-8
CHRISTIANO VAZ COELHO
CB PM
106445-2
JOSÉ EDSON FERREIRA
SD PM
151520-9
CAROLINE SILVEIRA LOPES
SD PM
127164-4
ADRIANA SIMPLICIO FAUSTINO
                               MMDC
1º TEN PM
962239-0
MAURICÉIA CAVALHEIRO MAIA
1º TEN PM
111467-A
ERIKA MARIA DE CASTRO SPITALETTI TORRES
CAP PM
900578-1
EURICO DE VASCONCELLOS PEREIRA
CAP PM
920395-8
FREDERICO AFONSO IZIDORO
CAP PM
973494-5
CLEIDE BELLEZA
CAP PM
980870-1
GIVANILDO SANTANA DE ABREU
2º SGT PM
972530-0
JOSÉ MODESTO DE FARIA
CB PM
963386-3
ROGÉRIO GOBI BONADIA
CB PM
961214-9
SHIRLEI LIMA DE BARROS
CB PM
963163-1
ANTONIO RUBIO LAHERA
1º TEN PM
923859-8
GILMAR ALVES OLIVEIRA
                CONSTITUCIONALISTA
1º TEN PM
108446-1
VINICIUS COELHO CARDOSO
1º TEN PM
108502-6
MOISES EMIDIO DOS SANTOS
1º SGT PM
883372-9
LÉO FRANCIS KLIMA
CB PM
950578-4
SÉRGIO RODRIGUES
CB PM
982489-8
MARIA CONCEIÇÃO BARBOSA DE SOUZA
SD PM
148582-2
MARIANA CRISTINA FURTADO
               COLAR DA VITÓRIA
TEN CEL PM
891187-8
CLAUDIA VIRGILIA RAPOSO DE FARIA
TEN CEL PM
852063-1
JOSÉ ANTÔNIO DE MELIM JUNIOR
TEN CEL PM
862749-5
ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA
TEN CEL PM
860138-A
RICARDO TAHARA
TEN CEL PM
830511-A
ANTÔNIO CARLOS DA SILVA
TEN CEL PM
831069-6
WILSON FERREIRA DE CASTRO
TEN CEL PM
862787-8
JAIRO DA SILVA LÉO
                      DRÁUZIO
MAJ PM
851222-1
LUIZ ANTONIO ROSA
MAJ PM
920017-7
LUIZ FERNANDO ADDE
MAJ PM
920428-8
JOSIEL OLIVEIRA DE ANDRADE
CAP PM
930403-7
FÁBIO GONÇALVES MILOCO
1º TEN PM
127848-7
ROBERTO EMILIO FARINA FILHO

















Contrariado com os acontecimentos na família da MARINEI, retorno para casa desanimado. O mau tempo colabora ainda mais para o meu acabrunhamento.

10 DE MAIO DE 2017    :     QUARTA-FEIRA
Depois de uma noite mal-dormida no HOTEL NACIONAL INN, vamos nos reunir para tomar café pela manhã, ainda no hotel. Por volta das 9 horas, o ROBERTO CARLOS TEIXEIRA MENDES e sua filha YASMIN vai nos levar ao quartel do CPI-3. Enorme multidão toma conta do comando de policiamento do interior 3 (RIBEIRÃO PRETO). Ali encontramos antigos companheiros do CFA (atualmente ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO), como os CORONÉIS PM CORREIA DE CARVALHO e ILÍDIO. Vamos conversar sobre nossos colegas de bancos escolares, principalmente sobre os CORONÉIS PM ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA e LUIZ ANTONIO DE ARAÚJO ROCHA  que também comandaram o CPI-3.
O juiz RICARDO MONTE SERRAT aguarda-me para saber sobre um capacete de 1932, francês, que WILLIAM MASCARENHAS trouxe a fim de emprestar a ele. Quer o Presidente do Núcleo MMDC “SARGENTO MACHADO” ter esse capacete como modelo a fim de fazer uma réplica, em tamanho maior, na entrada da Câmara Municipal de RIBEIRÃO PRETO.
Todas as autoridades que estiveram ontem no churrasco comparecem nessa solenidade muito concorrida (SSP MÁGINO, Secretário da Educação desembargador JOSÉ RENATO NALINI, Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO; Chefe de Gabinete do Cmt Geral, FRANCISCO BATISTA LEOPOLDO JÚNIOR; Comandante do Policiamento Rodoviário, CORONEL PM LUÍS HENRIQUE DI JACINTHO SANTOS; Comandante do Corpo de Bombeiros, CORONEL PM CÁSSIO APARECIDO ARMANI; CORONEL PM Coordenador Operacional PM DIMITRIOS FYSKATORIS; CORONEL PM JOSELITO SOUZA DE OLIVEIRA, Assistente Militar do Secretário de Segurança Pública; CORONEL PM FREITAS, Superintendente da Cruz Azul; CORONEL PM PERRENOUD, coordenador do Colégio Militar da PMESP, e demais oficiais superiores, cujos nomes me fogem no momento. 
Logo depois, vamos ter o início da passagem de Comando: CORONEL PM HUMBERTO GOUVEA FIGUEIREDO entrega o Comando ao CORONEL PM WASHINGTON LUIZ GONÇALVES PESTANA. Ambos foram movimentados pelo Decreto de 16 de março de 2017. FIGUEIREDO já é o novo Comandante da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS e WASHINGTON vem vindo do CPA/M-11 (uma representação se faz presente para homenageá-lo). O SUB-CMT PM CORONEL PM MAURO CEZAR DOS SANTOS RICCIARELLI preside o ato de passagem de comando.
O novo Comandante do CPI-3 faz uso da palavra. Também falam o Cmt Geral, o Prefeito da Cidade de RIBEIRÃO PRETO e o SSP MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO. Imponente desfile da tropa formada coroa a solenidade. Assim que termina o desfile, encontro o doutor MAURO, que veio para RIBEIRÃO a fim de estudar com um companheiro da USP dessa cidade. Ontem ele entrara em contato comigo. Pretende prestar concurso na Justiça no próximo mês. Ao mesmo tempo, WILLIAM MASCARENHAS, que desfilou num carro antigo da polícia rodoviária, vai entregar o capacete francês que trouxe de SÃO PAULO ao JUIZ RICARDO MONTE SERRAT.
Encontramos muitos conhecidos e assim vamos estreitando os laços de amizade com novos parceiros.   
No gabinete do Comandante, há entrega da MEDALHA MMDC, da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC e a criação do 59º Núcleo que se denomina MMDC-RIBEIRÃO PRETO “CAVERNA DA ONÇA”.
Aguardamos o final de uma importante reunião das autoridades no salão nobre do CPI-3. Por volta das 13:30 horas, vamos retornar para SÃO PAULO, no carro do ROBERTO CARLOS TEIXEIRA MENDES. Estamos cansado, mas tudo transcorre bem. Fico na ARMÊNIA e regresso para casa.


12 DE MAIO DE 2017  -  SEXTA-FEIRA
Às 14:20 horas estou chegando no MUSEU MILITAR MARINEI e GABRIEL cuidam dos nossos futuros eventos (em 23 de maio). SIDNEI LOBO PEDROSO chega em seguida na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Traz os Ofícios e os convites para o dia 7 de julho, quando será realizado o II Júri Simulado no TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Assino esses documentos endereçados ao Exmº Sr Governador GERALDO ALCKMIN; Secretário de Segurança Pública, MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO; Adjunto do SSP, SÉRGIO TURRA SOBRANE; Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO; Sub-Cmt Geral da PMESP, CORONEL PM MAURO CÉZAR DOS SANTOS RICCIARELLI; Comandante do Corpo de Bombeiros, CORONEL PM CÁSSIO ROBERTO ARMANI; Diretor de Ensino e Cultura, CORONEL PM MARCELO NAGY; Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, CORONEL PM SÉRGIO FELLETO; Comandante da Escola Superior de Soldados, CORONEL PM HUMBERTO GOUVÊA FIGUEIREDO; Assistente Militar do Tribunal de Justiça, CORONEL PM SÉRGIO RICARDO MORETTE; Diretor do Museu Militar, CORONEL PM GALDINO; CLÁUDIA MARTELLI DE FREITAS; CAPITÃO PM JOÃO PAULO MONDESE.
Após a assinatura desses ofícios e convites, além de outras conversas com o SIDNEI LOBO PEDROSO, vou, acompanhado do WILLIAM MASCARENHAS e GABRIEL CHALUB, à solenidade em minha antiga Unidade, o 2º BPChq.
Somos recepcionados pelo Cmt do Batalhão, TENENTE-CORONEL PM LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA JÚNIOR. O SSP, MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO, vai presidir o evento. Os pais do Comandante estão presentes. Seu pai é o nosso companheiro dos bancos da Escola de Oficiais, CORONEL PM LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA. Vários ex-comandantes do 2º BPChq comparecem ao 83º aniversário da Unidade  
Mas não podemos ficar muito tempo nessa solenidade, pois vamos iniciar uma viagem até ATIBAIA. MARINEI CHALUB, nossa dedicada secretária, vai nos conduzir até o ELDORADO HOTEL. O presidente do Núcleo MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”, reúne o Conselho da MEDALHA ‘COMBATENTES DE 32” para o lançamento da honraria, de acordo com o Decreto Estadual nº 62.323, de 20 de dezembro de 2016. Como presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC condecoro o presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo, HERNNANNY GUTIERRES DE SOUZA; a Presidente da Diretoria Executiva, CAPITÃO PM VIVIANE CRISTINA SANTANA; NAIR DA CONCEIÇÃO GERAGE; 1º SARGENTO PM CRISTIANO PINHA GUEDES e CABO PM ADILSON PEREIRA DOS SANTOS.
Após as condecorações, participamos de um jantar de confraternização. Os homenageados estão acompanhados de seus familiares. O HERNNANNY está com seus pais. O JOÃO SIMÃO é o fotógrafo do momento.
O CORONEL PM FRANCISCO CIPRIANO, marido de dona NAIR, está contentíssimo. Ele completou oitenta anos no dia 29 de janeiro. CIPRIANO entrou para as fileiras da antiga FORÇA PÚBLICA em 19 de março de 1957. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1966. Serviu no BATALHÃO DE GUARDAS e tenho gratas recordações dele. Em 1967, frequentou o CURSO DE POLÍCIA FLORESTAL, juntamente comigo. Já 2º tenente (foi promovido a esse posto em 25 de agosto de 1967), foi classificado no BG. Sua promoção a 1º TENENTE data de 23 de março de 1970. Foi promovido a CAPITÃO em 15 de dezembro de 1975. Nesta noite histórica, lembramos muitos acontecimentos de nosso tempo na ativa. 
Vamos permanecer nesse jantar até mais de 22 horas. Deixamos ATIBAIA com o compromisso de retornar a esse município no próximo dia 18, para uma solenidade já programada pelo NÚCLEO MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”.
MARINEI CHALUB traz-me até GUARULHOS. WILLIAM MASCARENHAS nos acompanha. Passam das 23 horas. Ainda vou ligar o computador. CRISTIANO PINHA GUEDES já lançara imagens da reunião de ATIBAIA. Tenho a grata satisfação de ver MEMÓRIAS DO VENTURA atingir, aos 48 minutos do dia 13, os dois milhões e meio de abertura.

15 DE MAIO DE 2017    :     -    SEGUNDA-FEIRA
Devo estar na Assembleia Legislativa às 10 horas. O GCM CLASSE ESPECIAL MARCOS ANTONIO PINTO DE MORAES convidou-me para essa sessão solene, proposta pelo Deputado Estadual GIL LANCASTER, onde ele será condecorado com o COLAR “HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO” pelo excepcional trabalho que ele desenvolve junto aos moradores de rua. Conheço o trabalho do MARCOS desde o ano passado, quando a Sociedade Veteranos de 32-MMDC o condecorou pelo mesmo motivo.
Na Assembleia Legislativa cumprimento o homenageado, seu Comandante, o Cmt da GCM, INSPETOR SUPERINDENDENTE ADELSON DE SOUZA; a SubCmt INSPETORA LÍDIA; demais membros da GCM presentes ao ato, bem como os Deputados Estaduais GIL LANCASTER (que irá presidir a sessão solene); FERNANDO CAPEZ, CORONEL PM TELHADA, DELEGADO OLIM; a vereadora ADRIANA RAMALHO; o PASTOR GILBERTO DE PAULA.
WILLIAM MASCARENHAS, HAMILTON TADEU, SIDNEI LOBO PEDROSO também estão presentes. WILLIAM não pode ficar muito tempo porque deverá ir ao Hospital DANTE PAZENESE, onde faz um rigoroso tratamento sobre seu estado de saúde.
SIDNEI LOBO PEDROSO aproveita a oportunidade para falar com o DEPUTADO FERNANDO CAPEZ, que irá participar, como promotor, do JÚRI SIMULADO DO PROCESSO MMDC-1932, em 7 de julho próximo.
Prestamos um minuto de silêncio pela alma do GCM MARCOS ROBERTO DE OLIVEIRA, assassinado na semana passada.
Os deputados fazem uso da palavra, bem como a vereadora ADRIANA, o CMT GERAL DA GCM e o CLASSE ESPECIAL MARCOS (que hoje recebe o COLAR “HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO”. É enaltecido por todos pelo seu magnífico trabalho. É apresentado um filme sobre seu desempenho na GCM, que comove a quem está presente nessa sessão solene. A esposa do MARCOS, dona CARINE, também é citada por todos que falam.
Encerrada a sessão, o SIDNEI leva-me em seu carro até a PRAÇA DA SÉ, onde fico no Corpo de Bombeiros. Ele irá levar o Ofício sobre o JÚRI SIMULADO para o CORONEL PM SÉRGIO MORETTI, Assistente Militar do Tribunal de Justiça.
Do Corpo de Bombeiros vou à AOMESP, onde encontro MÁRIO MARGARIDO, DANILO, MAURO e RAFAELA. Almoçamos e discutimos os nossos últimos trabalhos no MMDC.
Às 14 horas, estou no MUSEU MILITAR. Assino diversos diplomas de medalhas de serão entregues nos futuros eventos já programados. MARINEI confecciona um Ofício endereçado ao Juiz SILVIO HIROSHI OYAMA, Presidente do Tribunal de Justiça Militar, convidando-o para o evento marcado para o dia 19, em SOROCABA, quando iremos homenagear a primeira promotora brasileira, ZULEIKA SUCUPIRA. Essa senhora participou da Revolução Constitucionalista de 1932 e está, atualmente, com 105 anos de idade. Às 15 horas, estou no C Com Soc, com o CORONEL PM ADILSON FRANCO NASSARO, TENENTE-CORONEL PM GIÓRGIA e outros oficiais do Centro. Aguardamos a chegada do SIDNEI, que vem acompanhado de seu filho. Ele trata do assunto JÚRI SIMULADO com o CORONEL PM FRANCO e deixa os ofícios endereçados ao Cmt Geral e ao SubCmt Geral, CORONÉIS PM NIVALDO CESAR RESTIVO e MAURO CEZAR RICIARELLI.
Mas, por volta das 16 horas, retorno ao MUSEU. MARINEI e GABRIEL estão muito atarefados com as solenidades marcadas para os dias 18 e 19 desta semana e 22 e 23 da semana que vem. Atendem ainda o MAJOR NOVAES, Comandante Interino do 19º BPMM; TENENTE PM ROGÉRIO, do Batalhão de ARARAQUARA e outros telefonemas numa segunda-feira super agitada.
Passam das 16 horas, quando MARINEI transporta-me para GUARULHOS.   



16 DE MAIO DE 2017      :       -     TERÇA-FEIRA
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC está com sérios problemas com relação ao registro dos diplomas no Conselho de Honrarias e Mérito.
Esse Conselho foi para o Palácio do Governo e isso dificulta enormemente o registro. Ontem não conseguimos contato com esse Órgão e nem com o Professor ADILSON CÉZAR. Mandei uma mensagem para o professor e hoje recebo a seguinte resposta:
Meu caro amigo
Cel MÁRIO FONSECA VENTURA.
Hoje estarei sim no Palácio.
Entretanto, não tenho notícias se os arquivos e outros estão em condições de atender a demanda.
Se isto não estiver em ordem nada poderemos fazer – pois precisamos dos registros para dar continuidade.
Entendo que haverá maior dificuldade para alguns.
Por outro lado isso obrigará a todos um planejamento para as outorgas – algo que a tempos vem se apresentando necessário e que as coisas não aconteçam de última hora.
A posição do Governador é bem clara, para ele existe uma demanda de condecorações além da expectativa.
Para isso diminuir as oficializações para ele, é enriquecer as já existentes e valorizar esse modelo.
Apenas a força política tem feito que essas ocorrências furem o tênue cerco que vem crescendo principalmente com referência a PMESP.
Nós continuamos como sempre a disposição e prontos para a execução do trabalho.
O Cel Lima já esteve nos visitando.
Forte abraço.
Adilson Cezar

Outra mensagem que recebo é do RODRIGO GUTEMBERG:
Caro Coronel Ventura, 
Após dois meses sem internet, tive meu sinal restabelecido na tarde do dia 15 de maio. 
Peço desculpas pela demora no envio da relação, mas só pude agora. Costumo não demorar em atender as demandas do MMDC, infelizmente atrasei nesta oportunidade. Desculpe! 
Segue a lista dos agraciados: 
1.     Enfermeira Andréa Aparecida da Fonseca Monteiro
2.     Enfermeira Ariane Roberta de Almeida Santana
3.     Enfermeira Andiara Menezes da Silva
4.     Técnica de Enfermagem Silvia Cristina Pereira Alves
5.     Técnica de Enfermagem Gabriela Pucci da Silva
6.     Técnica de Enfermagem Aline Trindade de Almeida
7.     Técnica de Enfermagem Márcia Mendonça Martins Bruno
8.     Enfermeira Joana D'arc Ricardo dos Santos
9.     Maria da Gloria Prata Fernandes, Rg 609354735
10.                     Elizabete Ferreira de Araujo Souza RG 342166876
11.                     Willian Brecco
12.                     Major PM Mauricio Domingues Ferreira
13.                     1º Tenente PM Robinson de Oliveira Rosa
14.                     Subtenente PM Robson Medrano Ribeiro
15.                     Subtenente PM Virlei Bravo Gonçalez Weisshaupt Perez
16.                     1º Sargento PM Ivonete Mendes
17.                     1º Sargento PM Jose Luis Tofoli
18.                     1º Sargento PM Ewerton Galindo Cardoso
19.                     1º Sargento PM Sérgio Siqueira Rodrigues
20.                     1º Sargento PM Mauro Bergmann Candela
21.                     2º Sargento PM Conas Jorge
22.                     Cabo PM Eliane Cristina Leonel Ferreira
23.                     Cabo PM Robson Laine Pereira
24.                     Cabo PM Ademir Valerio dos Santos
25.                     Cabo PM Robinson de Paula Antonio
26.                     Cabo PM Kleber Alexandre Conrado
27.                     Cabo PM Ivana Aparecida Mateos 
Por volta das 13:15 horas, chega MARINEI CHALUB para me levar ao CENTRO MÉDICO. Vamos assistir ao ato de condecoração das enfermeiras e enfermeiros que serão condecorados com a MEDALHA SÃO PAULO, que foi distribuída pela primeira vez em 1932. MARCELO COVATS conseguiu recuperar a medalha e a fez com a finalidade de distribuir para pessoas escolhidas pelo núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”, do qual ele é o atual presidente. No CENTRO MÉDICO ele já se encontra, bem como o Professor RODRIGO GUTENBERG, Presidente eleito do CONSELHO FISCAL da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Sou conduzido à sala do Diretor do Centro Médico, TENENTE-CORONEL Méd PM SÉRGIO DA SILVA MARTINS. Conversamos durante algum tempo, bem como outros oficiais médicos que ali chegam. Mas a grande estrela desta tarde é o famoso jogador de basquetebol do passado, OSCAR S
que irá fazer uma palestra para os médicos e enfermeiros, tão logo entreguemos as medalhas.
Acontece que sou surpreendido pela notícia de que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC irá condecorar o jogador OSCAR com a MEDALHA MMDC. Não que ele não a mereça. Mas como a forma como é anunciada. Ninguém me disse nada sobre essa situação. Isso me aborrece.
A palestra do OSCAR é espetacular, aliás como foi toda sua vida. Vamos dar boas gargalhadas pela maneira como ele conduz sua fala, entremeada de imagens de sua brilhante carreira.
Mas demonstra, nesta tarde, muita vitalidade. Terminada a palestra, já passando das 17 horas, vamos até a DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA. O SIDNEI LOBO PEDROSO veio até o Centro Médico e vai nos acompanhar até a DEC para falar com o CORONEL PM MARCELO NAGY. Vai ele expor toda o seu trabalho em torno do JÚRI SIMULADO, a ser realizado dia 7 de julho. A DEC é responsável pelas escolas e pelo Corpo Musical. SIDNEI entrega ao CORONEL PM MARCELO NACY todo o esquema de necessidades para o magno evento.
Também tratamos com o CORONEL PM MARCELO NAGY as problemáticas que temos com relação ao OBELISCO DO IBIRAPUERA.
MARINEI leva-me até em casa. Hoje ela perde muito tempo com os eventos que preencheram nossa tarde.

17 DE MAIO DE 2017    :   - QUARTA-FEIRA
Estou completando hoje o meu 21º aniversário na Sociedade Veteranos de 32-MMDO. É um tempo fantástico, onde organizamos muita coisa e sofremos também vários percalços. No dia 17 de maio de 1996 entrei para o MMDC e, no dia 7 de julho de 2011 tornei-me presidente da Instituição. Recentemente, em 28 de abril de 2017, fui reeleito para o próximo biênio 7 de julho de 2017 a 7 de julho de 2019. Tenho uma meta um tanto quanto audaciosa: atingir 100 núcleos da Sociedade em todo o Estado de SÃO PAULO.
Estamos atravessando um período ruim na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Temos solenidades marcadas para amanhã em ATIBAIA; dia 19, em SOROCABA, quando iremos homenagear ZULEIKA SUCUPIRA, de 105 anos, que participou da revolução constitucionalista de 1932; na segunda-feira, iremos a ARARAQUARA, pela manhã e, às 16 horas, em JUNDIAÍ; na terça-feira, acontecerão duas solenidades no Obelisco, comemorando o DIA DA JUVENTUDE e, no dia 24, sessão solene na Assembleia Legislativa.
Acontece que o Conselho de Honrarias e Mérito está inoperante. Quando chego no Museu Militar, MARINEI conta que foi até o Palácio do Governo e conversou com a TINA, na sala ali destinada para funcionar o Conselho. Ocorre que está tudo encaixotado, sem possibilidades de hoje funcionar esse órgão. Os diplomas estão no Conselho para registro, mas não há nem computador ligado na sala.
Durante o transcorrer dessa tarde, preocupadíssimo com essa problemática, procuro entrar em contato com o TENENTE-CORONEL PM LIMA, que trabalha na Defesa Civil, no Palácio; com o Vereador Sargento TARCÍSIO; e outras pessoas que poderiam dar um alento sobre os dias futuros. Por enquanto estamos na estaca zero e fica uma situação pesada. Como iremos proceder nas solenidades já programadas?
Mesmo assim, MARINEI e GABRIEL trabalham normalmente, procurando acertar as arestas. Julgo muito estranho essa mudança do Conselho de Honrarias e Mérito para o Palácio.
Recebo a lista dos homenageados para 18 de maio, em ATIBAIA. Apenas fica a incógnita. Iremos entregar a Medalha e depois os diplomas ficarão para a assinatura do Professor ADILSON CÉZAR? Isso deverá se tornar uma imensa bagunça. 
Contrariado, deixo o MUSEU depois das 16 horas.
Por volta das 18:50 horas, recebo um telefonema do TENENTE-CORONEL PM LIMA. Ele está ajudando a TINA, do Conselho de Honrarias e Mérito, a arrumar o computador a fim de possibilitar o registro dos diplomas ainda amanhã.

18 DE MAIO DE 2017 – QUINTA-FEIRA
Por volta das 11 horas, MARINEI comparece em casa para levar LUCINDA a uma consulta na dermatologista. Ela almoça conosco e rumamos para o MUSEU MILITAR. Os diplomas das medalhas que irão ser entregues em ARARAQUARA na segunda-feira, dia 22, precisam ser registradas na Sociedade e levadas para o Conselho de Honrarias e Mérito. Ela e o GABRIEL fazem esse serviço e, depois, às 14:30 horas, vamos ao Palácio do Governo.
O TENENTE-CORONEL PM LIMA ajudou muito na montagem do computador e impressora no Conselho de Honrarias e Mérito, que agora passa a funcionar no Palácio do Governo. Enquanto MARINEI vai conversar com a TINA, nesse lugar, visito a Chefe da CASA MILITAR, CORONEL PM HELENA DOS SANTOS REIS. Sua transferência para a CASA MILITAR foi a contar de 19 de janeiro de 2017, quando ela substituiu o CORONEL PM JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA (que foi ser o Secretário de Segurança do Município de São Paulo, na gestão JOÃO DORIA na prefeitura). A CORONEL PM HELENA estava servindo no CPI-5 (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO), onde ela reside.
Vamos conhecer a SALA 122, onde está instalado o CONSELHO DE HONRARIAS E MÉRITO. Converso com a TINA, que embora contrariada com essa mudança, vai nos atender muito bem.
Por uma coincidência, encontro ali o 1º SARGENTO PM ALEXANDRE, que é o Presidente do NÚCLEO-ITAPECERICA DA SERRA “GERALDO FARIA MARCONDES”. Ele agora trabalha na CASA MILITAR e foi quem providenciou a montagem do computador e impressora para a TINA, a pedido do TENENTE-CORONEL PM LIMA.
Para nossa viagem até ATIBAIA, MARINEI vai pela ANHANGUERA e VIA D PEDRO. WILLIAM MASCARENHAS encontrou-se conosco no Palácio e vai para ATIBAIA, onde será homenageado nesta noite.
   
MEDALHAS MMDC
TEN. CEL PM EVERTON RUBENS RODRIGUES DA CUNHA
VINICIUS GRATTI – VEREADOR DE CAMPINAS
TEN. CEL PM. MÁRIO PUGLIESE FALARARO – CMD 34BPMI
FERNANDA CIDRAL MILZ FERNANDO - EMPRESARIA
3º SGT PM REF JOSÉ MARIO DE ALMEIDA
MAJ.PM. LUÍS LIBERATO DO NASCIMENTO CORDOP do 34BPMI
TEN.PM. ANTONIO ARAÚJO DOS SANTOS – 34BPMI
SD EB MARCHESIO DE ALMEIDA CARNEIRO OLIVEIRA - 22º BATALHÃO LOGÍSTICO LEVE
SD.PM. LUIS CARLOS GUERRA – 34BPMI
RICARDO TEIXEIRA DA SILVA – BOMBEIRO CIVIL
CB PM. ODELICIO DE PAULA FILHO – 3ª CIA - 34º BPM/I
CB.PM. RODRIGO CAMILO DA SILVA – 3ª CIA - 34º BPM/I
SD. PM. MAYCON TEIXEIRA NOBRE – 3ª CIA - 34º BPM/I
CB. PM. CLAYTON SANT’ANNA DA SILVA – 3ª CIA - 34º BPM/I

MEDALHA AUDAZES BOMBEIROS
SGTO.PM. CRISTIANO PINHA GUEDES – 1º BAEP

MEDALHA LUZ DA PÁTRIA
MILTON LUIS FESTA BASILE

MEDALHA COMBATENTES DE 32
CEL.PM. ANTONIO CARLOS MENDES – PRES. DELIBERATIVO SOC. VETERANOS DE 32 (não pode comparecer, viajando pela maçonaria à cidade de ORLÂNDIA)
MAJ.PM. ARTHUR VELLOSO JUNIOR – SUB CMD – 26BPMI
RODRIGO LIMA GUTENBERG – PRESIDENTE CONSELHO FISCAL DA SOCIEDADE 32
DR. RENATO COSTA NEVES – DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL – ATIBAIA
WILLIAM MASCARENHAS WORTH – CHEFE DO ESTADO MAIOR CONSTITUCIONALISTA
MARCELO RODRIGUES COVATZ – PRESIDENTE DO MMDC NORTE
CAP. PM. RODRIGO BARAZZA DE PAULA – CMT 18 SUB GB – PRES. DO MMDC BRAGANÇA
JOSÉ MANOEL DE OLIVEIRA REIS – DIRETOR DA DERSA
CB PM ALTAIR MAZOLINI – 1º BPM CHQ – ROTA
CB PM CLAUDIO MARCELINO CARNEIRO – BOMBEIROS ATIBAIA
MARINEI ANGELO CHALUB DE OLIVEIRA – SECRETÁRIA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32
MILTON LUIS FESTA BASILE - SASDE
CB. PM. ANDRÉ LUIS GONÇALVES DE SOUZA – COE
SERGIO LUIZ RIBEIRO – GCM ROMU ATIBAIA
PASCOAL ROBERTO CARVALHO – EMPRESÁRIO

ENTREGA DA MOEDA 85 ANOS DA REVOLUÇÃO
CEL. MARIO FONSECA VENTURA – PRES. EXECUTIVO SOC. VETERANOS 32
CEL. ANTONIO CARLOS MENDES – PRES. DELIBERATIVO SOC. VET. 32
(Não pode comparecer – está viajando para a cidade de ORLÂNDIA, a serviço da maçonaria)
ENTREGA DA MOEDA SD. BENTO SOARES
CEL. EDUARDO RODRIGUES ROCHA – CMT ESB.
CEL. JOSÉ PAULO MARCOLINO ROSA – CHEFE GAB. DEP. EST. CEL. TELHADA.
O presidente do NÚCLEO MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”, HERNNANNY GUTIERRES, está de parabéns pela magnífica solenidade desenvolvida no HOTEL ITAPETININGA.
MARINEI transporta-me a GUARULHOS quando já passam das 22 horas. Louvo o seu esforço em bem servir a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Amanhã, bem cedo, deveremos ir para SOROCABA, a fim de condecorar a primeira promotora brasileira, ZULEIKA SUCUPIRA
PALAVRAS DE JOÃO SIMÃO, PAI DO HERNNANNY:
HOJE, NA LINDA SOLENIDADE NO HOTEL ITAPETINGA NA LINDA CIDADE DE ATIBAIA RECEBERAM A COMENDA DA SOCIEDADE DE 32 DO NÚCLEO MMDC ATIBAIA SD BENTO SOARES E DO NÚCLEO MMDC ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS PERSONALIDADES CIVIS E MILITARES QUE DE ALGUM MODO CONTRIBUÍRAM PRESTANDO RELEVANTES SERVIÇOS A SOCIEDADE.

19 DE MAIO DE 2017
MARINEI CHALUB merece um elogio pela sua atuação como secretária da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ontem, esteve em ATIBAIA, à noite, e hoje, já por volta das 6:30 horas, está chegando em GUARULHOS para uma viagem até SOROCABA. Tempo chuvoso e frio.
Mas um fato muito desagradável vai acontecer antes mesmo de se tomar a VIA DUTRA. A vizinha da MARINEI, na casa que ela tem em GUARULHOS e que foi obrigada a deixar por causa da péssima vizinhança, no PARQUE MIKAIL, comunica que estão entrando ladrões na residência. Isso deixa a MARINEI desnorteada, mas pronta a tomar todas as iniciativas necessária. Comunica, de imediato, para o seu marido, CABO PM WANDER, que se põe a caminho de GUARULHOS.
A radiopatrulha local é avisada e se desloca para a Rua JOSÉ VILANO, 183, no PARQUE MIKAIL, um dos piores locais deste município. Proponho à MARINEI desistir da viagem a SOROCABA. Ela não concorda. Nessa situação, continuamos a viagem. A polícia militar de GUARULHOS faz a sua parte e o CABO PM WANDER também chega ao cenário do crime.
Os marginais já tinham abandonado o local e furtaram alguns objetos da casa.
Com essa preocupação, chegamos ao quartel do CPI-7 – SOROCABA. Somos recepcionados pelos oficiais da Unidade. Logo chega a homenageada, ZULEIKA SUCUPIRA, que participou da Revolução Constitucionalista de 32. Ela é a primeira promotora da AMÉRICA LATINA.
Comparecem também o Presidente do Tribunal de Justiça Militar, JUIZ SÍLVIO HIROSHI OYAMA, Professor ADILSON CÉZAR, bem como autoridades locais. O CORONEL PM ANTÔNIO VALDIR GONÇALVES FILHO, Comandante do Policiamento do Interior 7 – SOROCABA, preside uma reunião de valorização do policial militar, mas o ponto principal do evento é a homenagem à uma das sobreviventes de 1932, que tem 104 anos. É comovente a entrega da MEDALHA MMDC a ela. O JUIZ SÍLVIO conhece-a de longa data e faz uma alocução brilhante a seu respeito.
A chuva atrapalha muito a solenidade, mas muita gente se faz presente a essa cerimônia.
Deixando o CPI/7, passamos por um restaurante para saborear as tão decantadas coxinhas de SOROCABA. MARINEI está amargurada com o furto à sua residência. Agora avalia os objetos que os bandidos surrupiaram da casa. O WANDER está no local e procura achar os ladrões.
Após enfrentar um trânsito muito ruim na entrada da cidade de SÃO PAULO, vamos passar pela ROTA. Conversamos com o MAJOR PM CÁSSIO, Comandante Interino, solicitando a ele que viaturas passem pelo PARQUE MIKAIL, lugar de bandidos. Ele promete fazer isso. Está com visitas de oficiais da PARAÍBA.
Vamos depois para o MUSEU MILITAR. O GABRIEL trabalha em torno dos eventos marcados para o dia 23 de maio. Serão duas solenidades no DIA DA JUVENTUDE. Recebemos a visita do SUBTENENTE CLEMENTE. Por volta das 16 horas, depois de um dia conturbado, retornamos a GUARULHOS.
MARINEI comportou-se de maneira profissional exemplar. Não se deixou abater pelo furto de sua casa. Mostrou-se forte em sua atuação. Está pronta para enfrentar a maratona de eventos da semana que vem. Viajaremos a ARARAQUARA e JUNDIAÍ na segunda-feira, dia 22; teremos as comemorações do DIA DA JUVENTUDE no dia 23; sessão solene na Assembléia Legislativa na quarta-feira e uma viagem ao RIO DE JANEIRO no dia 25. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC está atuante e com enorme prestígio perante ao público paulista e paulistano.

20 DE MAIO DE 2017    :      -     SÁBADO
Depois de uma difícil semana, que culminou ontem com a homenagem prestada a dona ZULEIKA SUCUPIRA, no quartel do Comando de Policiamento do Interior 7 (SOROCABA), aliada a um acontecimento inusitado, que foi o furto à casa do CABO PM WANDER e MARINEI, em GUARULHOS, procuro descansar. O atraso às minhas memórias, desde o dia 16, impede que isso seja realizado em termos.
E pior ainda. Na tarde, após o almoço, procuro repousar um pouco, mas, por volta das 14:45 horas, sou acordado com um triste telefonema da MARINEI CHALUB. Faleceu, na madrugada, dona DINORAH, viúva do nosso querido GINO STRUFFALDI. O corpo está sendo velado no Hospital Militar do Exército, na VILA MONUMENTO/CAMBUCI.
Vamos divulgar a morte e o velório de dona DINORAH para a extensa família constitucionalista da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
MARINEI vem me buscar em GUARULHOS. No HMASP, encontramos muitos familiares de dona DINORAH, tendo à frente o ALDO STRUFFALDI. Vemos, ao lado dos adultos, vários bisnetos da falecida, demonstrando que GINO e DINORAH deixaram uma prole enorme de descendentes. Lembramos aquela reunião da família no CIRCULO ITALIANO, que encantou a todos que participaram daquele histórico encontro. WILLIAM MASCARENHAS também presta as últimas homenagens à excepcional mulher que foi dona DINORAH.
Foi colocado no FACEBOOK:
PERDEMOS NOSSA QUERIDA DONA DINORAH, VIÚVA DO ETERNO GUERREIRO CAPITÃO GINO STRUFFALDI. ESTÁ SENDO VELADA NO HMASP - HOSPITAL MILITAR DO EXÉRCITO - URA ARI CAJADO, 36 - CAMBUCI-VILA MONUMENTO.
OS SENTIMENTOS DOS ASSOCIADOS E FUNCIONÁRIOS DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
GINO STRUFFALDI FOI PRESIDENTE DO MMDC DE 7 DE JULHO DE 2005 A 7 DE JULHO DE 2011.
22 DE MAIO DE 2017 – SEGUNDA-FEIRA

Uma segunda-feira “brava”, com dois eventos importantíssimos. Iremos, primeiramente a ARARAQUARA, onde acontecerá uma solenidade no quartel do 13º BPMI, com entrega da MEDALHA MMDC, às 9 horas.
Depois teremos a entrega da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA EM JUNDIAI:
Os Comandantes do 11º e do 49º Batalhões de Polícia Militar do Interior, do 4º Batalhão de Polícia Rodoviária, do 19º Grupamento de Bombeiros e do 1º Batalhão de Polícia Ambiental têm a honra de convidá-lo para a solenidade de valorização do Policial Militar e outorga da Medalha Constitucionalista do Núcleo MMDC-JUNDIAHY – “HERÓIS DO TREM BLINDADO”, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC a realizar-se em 22 de maio de 2017, às 15:30 horas, no auditório do CIESP “Jundaí”, situado na Avenida DOROTY NANO MARTINASSO, S/Nº, VILA HORTOLÂNDIA, em JUNDIAÍ/SP
Uma viatura do 13º BPMI comparece no local onde mora MARINEI CHALUB, perto do CEAGESP, por volta das 5::44 horas. Vêm me buscar em casa às 6:30 horas. Mas a VIA DUTRA e a MARGINAL TIETÊ estão congestionadas. Vale a perícia do motorista e o auxílio da sirene. O resultado é que se atravessa o “mar” de carros a fim de que possamos chegar antes do horário marcado para o início da solenidade: 9:45 horas.
Somos recepcionados pelo Comandante Interino do 13º BPMI, MAJOR PM PAULO HENRIQUE JURISATO e seus oficiais, entre eles o 1º TENENTE PM ROGÉRIO, que tem ajudado a Sociedade Veteranos de 32-MMDC desde os seus tempos de aluno-oficial.
Logo em seguida vamos entregar a MEDALHA MMDC para as seguintes pessoas: 
SR.SRA/POSTO/GRADUAÇÃO
NOME DO AGRACIADO
SR. 1º SARGENTO PM
CLEVERSON CANDIDO MARTINS
SR. 1º  SARGENTO PM
EUDES ABRAHÃO DA SILVA
SR. 
JOÃO MARCOS BATISTA
SR.
JOSÉ JANONE JÚNIOR
SR.
LUIZ CARLOS BEDRAN
SR.
HAMILTON GUIMARÃES PINTO MENDES
SR. SUBTENENTE PM
MARCOS ROBERTO GALIANI TOZZO
SR. SUBTENENTE PM
MARCO AURÉLIO FERREIRA
SR. CAPITÃO PM
FERNANDO MARINO PORTO
SR. CAPITÃO PM
RICHARD SEVERINO DE SOUZA
SR. MAJOR PM
PAULO HENRIQUE JURISATO
SR.
ANTONIO DELIZA NETO
SRA.
VIRGINIA CAROLINA FRATUCCI DE GOBBI
SR. TENENTE CORONEL PM
ZIUL MARTINS RODRIGUES
EXMA. SRA. DRA. PROMOTORA DE JUSTIÇA
MORGANA BUDIN DEMÉTRIO
SR. SOLDADO PM
GUSTAVO FERNANDO DE PAULA
SR.
FERNANDO CÉSAR SEDENHO
SR. 1º TENENTE PM
ADILSON JOSÉ GARDIM
SR. MAJOR PM
ADALBERTO JOSÉ FERREIRA
SR. 1º SARGENTO PM
LUIS CARLOS ORLANDO
SR. CAPITÃO PM
ALAN ESTEVES FERNANDES GOUVÊA
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO
MARCO AURÉLIO BORTOLIN

Almoçamos no quartel do 13º BPMI, mas não podemos ficar muito tempo em ARARAQUARA, pois às 16 horas deveremos estar em JUNDIAÍ.
Uma viatura do 13º BPMI vai nos levar até JUNDIAÍ. Estão nessa viatura o MAJOR PM MUSSOLINI e o TENENTE
Chegamos da CIESP, em JUNDIAÍ, quando o evento já está começando. Ali encontramos o prefeito, Presidente da Assembleia Legislativa de SÃO PAULO, deputado CAUÊ MACRIS, deputado estadual CORONEL PM TELHADA, vereadores da cidade e muita gente que lota o anfiteatro da CIESP. É uma solenidade para ficar na memória.
A MEDALHA entregue em JUNDIAÍ, pelo NÚCLEO MMDC-JUNDIAHÍ “TREM BLINDADO” é a CONSTITUCIONALISTA.
1
V.Sª.
Ilmo. Sr.
ESDRAS MORALES
Capitão de Polícia Militar
SJD
7 ok
2
V.Sª.
Ilmo. Sr.
AUGUSTO JOSE MARTINELLI
Capitão de Polícia Militar
CMT 1ª CIA
9 ok
3
V.Sª.
Ilmo. Sr.
THIAGO KENJI FUJIMOTO
2º Sargento de Polícia Militar
PELOTÃO DE ITUPEVA
20 ok
4
V.Sª.
Ilmo. Sr.
EDI CARLOS EVARISTO
Cabo de Polícia Militar
E/M -P/3
21 ok
5
V.Sª.
Ilmo. Sr.
ALAN RALF CAETANO TEIXEIRA
Cabo de Polícia Militar
1ª CIA
22 ok
6
V.Ex.ª.
Exmo. Sr. Dr.
LUIZ FERNANDO MACHADO
PREFEITO DE JUNDIAÍ
4 ok
7
V.Ex.ª.
Exmo. Sr. Dr.
CAUÊ MACRIS
DEPUTADO ESTADUAL - PRESIDENTE DA ALESP
2 ok
8
V.Sª.
Ilmo. Sr.
RENATO FERREIRA BUENO
Capitão de Polícia Militar
EM/SJD
8 ok
9
V.Sª.
Ilmo. Sr.
FERNANDO AUGUSTO BIANCARDI
Capitão de Polícia Militar
1ª CIA PM
10 ok
10
V.Sª.
Ilmo. Sr.
JOSÉ ROBERTO ALVES DA SILVA
1º Sargento de Polícia Militar
EM/P/1
16 ok
11
V.Sª.
Ilmo. Sr.
DAVID ANDERSON DE LIMA
1º Sargento de Polícia Militar
1ªcia
17 ok
12
V.Sª.
Ilmo. Sr.
ADRIANO DIMEI
Cabo de Polícia Militar
2ªcia
23 ok
13
V.Sª.
Ilmo. Sr.
NELSON MESSINA FILHO
EMPRESÁRIO
CONSEG LESTE
30 ok
14
V.Ex.ª.
Exma. Sra.
KELLY GIOVANNA ALTIERI ARANTES
PROMOTORA DE JUSTIÇA
MP - 11ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA
6 ok
15
V.Sª.
Ilmo. Sr.
EDUARDO APARECIDO ZAMPRONIO
1º Tenente de Polícia Militar
4º BATALHÃO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO
12 ok
16
V.Sª.
Ilmo. Sr.
PAULO WONG
1º Tenente de Polícia Militar
4º BATALHÃO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO
14 ok
17
V.Sª.
Ilmo. Sr.
MARCOS ROBERTO DA SILVA MORAES
1º Sargento de Polícia Militar
4º BATALHÃO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO
18 ok
18
V.Sª.
Ilmo. Sr.
WAGNER RODRIGUES DA SILVA
Cabo de Polícia Militar
4º BATALHÃO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO
24 ok
19
V.Sª.
Ilmo. Sr.
REGINALDO WOLPE DA SILVA
Soldado de Polícia Militar
4º BATALHÃO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO
28 ok
20
V.Sª.
Ilmo. Sr.
PAULO ASSIS CORRÊA
DIRETOR DA VIAÇÃO COMETA
31 ok
21
V.Sª.
Ilmo. Sr.
LUCIANO LOUZANE
DIRETOR SUPERINTENDENTE DA CONCESSIONÁRIA INTERVIAS E CENTROVIAS
32 ok
22
23
V.Sª.
Ilmo. Sr.
ARMANDO VITORIANO CARVALHO VERONA
1º Tenente de Polícia Militar
19º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
13 ok
24
V.Sª.
Ilmo. Sr.
GUSTAVO BRUNHEROTO GENNARI
1º Tenente de Polícia Militar
19º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
15 ok
25
26
V.Sª.
Ilmo. Sr.
ANTONIO MARCOS PEREIRA
1º Sargento de Polícia Militar
19º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
19 ok
27
V.Sª.
Ilmo. Sr.
RENATO ALVES DOS SANTOS
Cabo de Polícia Militar
19º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
25 ok
28
V.Sª.
Ilmo. Sr.
MARCELO EDUARDO PEREIRA DE ALMEIDA
Soldado de Polícia Militar
19º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
29 ok
29
V.Sª.
Ilmo. Sr.
MAURICIO KIYOSHI HIRANO
Capitão de Polícia Militar
CMT  4ª CIA 1º BPAmb
11 ok
30
31
V.Sª.
Ilmo. Sr.
EDMIR GARCIA FERREIRA
Cabo de Polícia Militar
4ª CIA 3º PEL
26 ok
32
V.Sª.
Ilmo. Sr.
ANTONIO MARCOS CARRILHO
Cabo de Polícia Militar
4ª CIA 3º PEL
27 ok
33
V.Ex.ª.
Exmo. Sr. Dr.
MIGUEL MOUBADDA HADDAD
DEPUTADO FEDERAL
1 ok
34
V.Ex.ª.
Exmo. Sr. Dr.
JOSÉ ROBERTO APRILLANTI JUNIOR
DEPUTADO ESTADUAL
3 ok
35
V.Ex.ª.
Exmo. Sr. Dr.
GUSTAVO MARTINELLI
VEREADOR - PRESIDENTE DA CAMARA DE JUNDIAÍ
5 ok
Deixamos JUNDIAÍ por volta das 19 horas, numa viatura da Rodoviária. MARINEI fica em sua residência e, extremamente exausto, regresso para GUARULHOS.


23 DE MAIO DE 2017   :       -    TERÇA-FEIRA
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC vai comemorar o DIA DA JUVENTUDE com dois eventos no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, nos horários das 9 e 15 horas.
Poupando nossa secretária de vir até GUARULHOS e depois enfrentar o terrível trânsito da VIA DUTRA e MARGINAL TIETÊ, prefiro que ela me espere no MUSEU MILITAR e, por volta das 6 horas, embarco num ônibus com direção à Estação TIETÊ. Ali, pego o metrô e, às 7:15 horas estou no MUSEU. Encontro MARINEI trabalhando nos últimos detalhes para as solenidades referentes ao 85º Aniversário do episódio que causou as mortes de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO.
Como chegamos cedo no Obelisco, temos a primazia de receber os convidados e conversar com os mesmos. Um deles é o JUIZ RICARDO MONTE SERRAT, que veio de RIBEIRÃO PRETO para prestigiar o evento. O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, presidente eleito do Conselho Deliberativo; HERNNANNY GUTIERRES, Presidente do Núcleo MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”; MARCELO COVATS, Presidente do Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”; FERNANDO MORENO, MARIA LÚCIA CAMARGO, ELZA , ALFREDO PIRES e dona  NAIR; WILLIAM MASCARENHAS, THALES SANCHES, SIDNEI LOBO PEDROSO e outros associados comparecem nesta manhã.
Para nossa honra, vai presidir a solenidade o GENERAL-DE-EXÉRCITO JOÃO MARIANO PIRES DE CAMPOS, atual Comandante do EXÉRCITO SUDESTE.
CORONEL PM MAURO CEZAR DOS SANTOS RICCIARELLI, SUBCMT PMESP representa o Comandante Geral, CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO. Comparecem também o CORONEL PM MARCELO NAGY, Diretor de Ensino e Cultura; CORONEL PM CARLOS RICARDO GOMES, Assistente Militar da Assembleia Legislativa; CORONEL PM SÉRGIO FELLETO, Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco; CORONEL PM ADILSON FRANCO NASSARO, Chefe do Centro de Comunicações Sociais da PMESP.
CORONEL PM EVANDRO TEIXEIRA MENDES fala em nome dos PMS DE CRISTO e cita o episódio bíblico de DAVID CONTRA GOLIAS. Um padre também faz a sua bênção às medalhas que são entregues hoje. São condecorados com a MEDALHA MMDC:
BRIGADEIRO-DO-AR MÁRIO AUGUSTO BACCARIN
BRIGADEIRO-DO-AR FREDERICO JOSÉ MORETTI DA SILVEIRA
GENERAL-DE-BRIGADA LUCIANO GUILHERME CABRAL PINHEIRO
VICE-ALMIRANTE ANTÔNIO CARLOS SOARES GUERREIRO
PREFEITO DA CIDADE DE SÃO PAULO JOÃO DORIA JÚNIOR (NÃO COMPARECEU)
PREFEITO JESUS ADIB ABI CHEDID (com problemas de saúde, se faz representar pelo seu filho EDMIR CHEDID, deputado estadual).
DEPUTADO ESTADUAL CAUÊ MACRIS
INSPETORA SUPERINTENDENTE LÍDIA MARIA DE GOUVÊA
CAPITÃO-DE-MAR-E-GUERRA LUIZ CARLOS CARDOSO DINIZ
CAPITÃO-DE-FRAGATA PAULO ANTONIO SANTOS SIQUEIRA
CORONEL DÁRIO RUBENS SILVA
CORONEL DE CAVALARIA RUBENS FERREIRA DE ARAÚJO
CORONEL AVIADOR SIDNEI VELLOSO DA SILVA JÚNIOR
CORONEL PM MARCELINO FERNANDES DA SILVA
CORONEL PM TERCIUS ZYCHAN DE MORAES
CORONEL PM MAURO LOPES DOS SANTOS
CORONEL PM HELENA DOS SANTOS REIS
CORONEL PM ÉRICO HAMMERSCHMIDT JÚNIOR
APPPUNTATO SC. ODOARDI ÂNGELO
DOUTOR JOSÉ CARLOS TONIN
DOUTOR MAURÍCIO QUINTELLA MALTA LESSA
DOUTOR CARLOS ALBERTO CRUZ FILHO
DOUTOR CLÁUDIO MOREIRA DO NASCIMENTO
DOUTOR ARNALDO AMADO FERREIRA FILHO
DOUTORA RITA DE CÁSSIA GAVA
DOUTOR PEDRO LUIZ DE FREITAS BANIETTI
DOUTOR OSMAR GUIMARÃES JÚNIOR
LEONARDO DE ALMEIDA MONTEIRO
ÉDSON MOURA DE OLIVEIRA
GRUPO ESCOTEIRO CRUZ AZUL 96
O GENERAL-DE-EXÉRCITO JOÃO MARIANO PIRES DE CAMPOS faz uma brilhante alocução e o Presidente da Assembleia Legislativa, CAUÉ MACRIS, encerra a sequência dos pronunciamentos.
Às 12:30 horas, vamos ao Restaurante VILLA FIORE, após buscar ALFREDO PIRES e dona NAIR na residência, bem perto do restaurante. MARINEI CHALUB e WILLIAM MASCARENHAS acompanham-me nessa homenagem ao querido casal. Dona NAIR irá completar 94 anos amanhã. ALFREDO PIRES está com 96 anos. 
Antes das 15 horas, já estamos de regresso ao Obelisco, para o segundo evento do dia 23 de maio.
O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES vai ser condecorado com a MEDALHA COMBATENTES DE 32, honraria do Núcleo MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”.
O casal LIGIERI recebe, pelos reais méritos desempenhados em prol do movimento constitucionalista (PALESTRA GRATUITA), a moeda comemorativa dos 85 anos da Revolução Constitucionalista.
São condecorados com a MEDALHA MMDC.
Doutor ADRIANO AUGUSTO MEIRELLES TRUFFA
Sr.                              FRANCISCO BALTHAZAR SODRÉ SANTORO
Dr.                              PEDRO FELIPE GOMES NICZ
1º Tenente PM                    GERSON APARECIDO ORTEGA
Sr.                              RODRIGO DONIZETE GERVASIO
Sd PM                                   MAURÍCIO FELICIANO SANTOS DE JESUS
Dr.                              GILBERTO MARQUES BRUNO
1º Tenente PM                    ANDERSON SANTANA SILVA
SR.                             SILVIO SALAZAR DE CARVALHO
CB PM                                  OSMAR BATISTA DA SILVA JUNIOR
CB PM                                  EDMILSON VENTURA MONTEIRO
Dr.                              EDMO LUIZ PEREIRA DA COSTA
1º Tenente PM                    CARLOS ANTUNES DOS SANTOS JR
Sr.                              RENATO GALOTTI
3º SGT PM               ALISSON FRANCIS MONTENEGRO BASILIO
CB PM                                  ADALECIO DE SOUZA
CB PM                                  FRANCISCO JOSÉ TEIXEIRA DA SILVA
SD PM                                  ROGÉRIO LOURENÇO DA SILVA
SD PM                                  DARCIO NOGUEIRA DE SOUZA
SD PM                                  FRANCIELE SANTANA SIMÕES
SD PM                                  FERNANDO COSTA GIORLANO
SD PM                                  EVERTON APARECIDO DE ALMEIDA
SD PM                                  ADRIANO SANTOA DE SOUZA
SD PM                                  FELIPE VAZ DA SILVA
SD PM                                  KAROLINA SILVA DINIZ
No Obelisco, em confraternização com nossos associados, vamos permanecer até por volta das 17 horas. MARINEI está cansada, mas traz-me até GUARULHOS.

24 DE MAIO DE 2017 – QUARTA-FEIRA
Passo a tarde no MUSEU MILITAR. Converso com várias pessoas que comparecem hoje para acertar detalhes na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MARINEI pede para sair um pouco antes das 16 horas e o seu filho GABRIEL vai ficar até às 18 horas.
Por volta das 17:30 horas, vou para a Assembleia Legislativa. Por causa dos últimos acontecimentos em BRASÍLIA, há muita agitação entre os deputados. Mas o Auditório FRANCO MONTORO está completamente lotado. O número de condecorações é excessivo. Precisa, mais uma vez, acontecer uma conversa séria entre todos os envolvidos com as medalhas, para que isso não se repita.
Recepcionamos o Secretário Adjunto de Segurança Pública, doutor SÉRGIO TURRA SOBRANE, que irá presidir a solenidade.

SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:
SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC “São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido” Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista” Site:www.mmdcleste.com.br -E-Mail:mmdcleste@uol.com.br Sociedade Veteranos de 32-MMDC Sob Presidência do Cel PM Mario Fonseca Ventura – Núcleos: MMDC Leste, Atibaia, Ibirapuera, Casa de Cultura Pro MMDC Fiant Eximia, TJESP, TCESP e ABFIP.

R O T E I R O C R O N O G R A M A (Tempo duração da Solenidade) (- 18:00h às 19:29h – Recepção de Autoridades, Homenageados e Convidados) - 19:30h às 19:35h –
Início da Solenidade (Recepção e Composição da Mesa Diretora de Autoridades, e Abertura dos Trabalhos pelo Dep Est Cel Telhada e Cel Ventura Pres. MMDC) - 19:36h às 19:40h –
Canto do Hino Nacional Brasileiro e Anúncio de Presença de Autoridades - 19:41h às 19:55h –
Uso da Palavra (Altas Autoridades: Secr Seg Públ, Cmt Geral PMESP, Pres Soc Vet-32, ABFIP e Dep Est Cel Telhada) - 19:56h às 20:05h –

Outorga 1ª Etapa (Autoridades - Apoiadores MMDC e ABFIP) - 20:06h às 20:10h –
Outorga 2ª Etapa - 20:11h às 20:15h – Outorga 3ª Etapa - 20:16h às 20:20h –
Outorga 4ª Etapa - (Ocorrências Policiais – “A” + “B”) - 20:21h às 20:30h –
Outorga 5ª Etapa - (Ocorrências Policiais – “A” + “B”) - 20:31h às 20:40h –
Outorga 6ª Etapa - (Ocorrências Policiais – “A” + “B”+“C”+“D”) - 20:41h às 20:45h –

Encerramento com Palavras do Dep Cel Telhada * Previsão de duração de 01:15h de cerimônia

1. Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Palácio 9 de Julho 1.
ABERTURA Mestre de Cerimônias Senhoras,
Senhores, Autoridades, Boa Noite! Sejam todo bem vindos à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Agradecemos a presença de todos, e daremos início à Solenidade Alusiva ao “Ano do 85º Aniversário da Juventude Constitucionalista, Aniversário de 60 Anos do 1º Embarque das Tropas das Fças de Paz da ONU para a Faixa de Gaza no Egito pela ABFIP, e, Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública constituídas”

2. COMPOSIÇÃO DA MESA
Compõem a Mesa as seguintes autoridades e personalidades (OBS: CASO ESTEJAM PRESENTES OUTROS DEPUTADOS DEVEM COMPOR A MESA): Exmº Dep Est Cel PM Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada – ALESP Exmº Dr. Mágino Alves Barbosa Filho - Secretário Seg Públ S. Paulo Exmº Dr. Sérgio Turra Sobrane - Secr. Adj Sg Públ S. Paulo Exmº Sr. Cel PM Nivaldo Cesar Restivo - Cmt Geral da PMESP Ilmº Sr. Cel PM Mario Fonseca Ventura – Pres. da Soc Vet 32-MMDC Ilmº Sr. Walter Mello de Vargas – Pres. da ABFIP ____
(obs.: O Cel Telhada de acordo com as autoridades que estarão prestigiando o Evento, é quem escolherá inopinadamente quem completará a composição da mesa de honra); 3. ABERTURA PELO PRESIDENTE DA SESSÃO Mestre de Cerimônias
Neste momento, ouviremos a mais alta autoridade da Mesa de Honra da Solenidade – que PROCEDERÁ A ABERTURA DOS TRABALHOS...:
O Ilmº Sr. Dep Est Cel PM Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada, proponente da Cerimônia ... [PROCEDE à ABERTURA, ou à convida o Exmº Sr(a): _______________________________________ para proceder à Abertura dos Trabalhos desta noite.] (“Senhoras, Senhores e Autoridades Está aberta a solenidade, Sob a proteção de Deus iniciamos os nosso trabalhos.”) 4. 1(UM) MINUTO DE SILÊNCIO AOS HERÓIS QUE TOMBARAM RECENTEMENTE Convidamos a todos para, em sinal de respeito, colocarem-se de pé para que façamos 1 MINUTO DE SILÊNCIO aos Heróis Policiais Militares que morreram recentemente no cumprimento do dever. 5. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL Mestre de Cerimônias Convidamos a todos para, em sinal de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, com Música de Francisco Manuel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque Estrada, (HINO NACIONAL)
(AGRADECEMOS A PRESENÇA DA GLORIOSA SEÇÃO DO CORPO MUSICAL DA PMESP NA PESSOA DO MAESTRO ________________+__________________ ____ )
6. REGISTRO DE PRESENÇAS Mestre de Cerimônias Registramos e agradecemos a presença das seguintes personalidades: ____________________ ___________________ ... (FICHAS CERIMONIAL)
PALAVRAS DOS DIGNITÁRIOS QUE COMPÕE A MESA DE HONRA DE AUTORIDADES 1º) Neste momento teremos o uso da Palavra pelo: (Neste momento o Exmº Sr. Dep Est Cel PM Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada fará uso da palavra ...) Exmº Dep Est Cel PM Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada – ALESP Exmº Dr. Mágino Alves Barbosa Filho - Secretário Seg Públ S. Paulo Exmº Dr. Sérgio Turra Sobrane - Secr. Adj Sg Públ S. Paulo Exmº Cel PM Nivaldo Cesar Restivo - Cmt Geral da PMESP Ilmº Sr. Cel PM Mario Fonseca Ventura – Pres. da Soc Vet 32-MMDC Ilmº Sr. Walter Mello de Vargas – Pres. da ABFIP 7.

CONVITE PARA SE ASSOCIAREM AO M.M.D.C. è “Apontar que as Fichas de Inscrição estão com Sgt Rosalin, Cb Dóris e Sr.Marcelo Covatz” =è
F I C H A S D E A D M I S S Ã O “ ENTREGA DE HONRARIAS AOS MILITARES E DIGNITÁRIOS QUE APÓIAM AS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO E DO BRASIL 8. Exposição da Lei de Criação das Medalhas è Esposição de “Slides” * * *
Referenciar que: “ O Militar deve tirar cópia do Diploma e entregar na Administração de sua Cia, Btl ou Seç pedindo para Publicar, pois tal Medalha instiuída pelo Governado do Estado de São Paulo, conta pontos para Promoção na Carreira Profissional” -
CHAMAMOS para se Colocar em Local de Destaque à frente da Mesa Diretora dos Trabalhos, as Seguintes Autoridades que serão Homenageadas: (Pedir pra não aplaudirem; Só ao final dos recebimentos das medalhas para se dar celeridade à Cerimônia)
1ª ETAPA: A) Autoridades de Destaque Apoiadores do MMDC e ABFIP

Exmº Dr. Mágino Alves Barbosa Filho Secretário Seg Públ S. Paulo Colar Cruz Honra Constit.
Exmº Dr. Sérgio Turra Sobrane Secr. Adj Sg Públ S. Paulo Colar Cruz Honra Constit.
Exmº Sr. Cel PM Nivaldo Cesar Restivo Cmt Geral da PMESP Colar Cruz Honra Constit.
Cel PM Joselito Sarmento de Oliveira Junior Chefe Ass da Secr Seg Públ Valor Const. Esplendor S. Miguel
Cel PM Marcelo Cortez Ramos de Paula Cmt ESSgt Mérito Constitucionalista

Cel PM Eduardo Rodrigues Rocha Cmt ESB (EscSupBomb) Colar Heróis de 32 (Ibirap.)
Ten Cel PM Carlos Alberto Machado Cmt do 2° BPM/M Mérito Constitucionalista
Ten Cel PM Vanderlei de Campos Segundo Sub Cmt ESSgt Mérito Constitucionalista
Maj PM Marcelo Robis Francisco Nassaro ESSgt Mérito Constitucionalista
Dr. Pablo Rodrigo de Holanda Baccin Del Policia Supervisor do GOE Colar Heróis de 32 (Ibirap.) Dr. Adriano Cardozo Neto Delegado de Policia do GOE Colar Heróis de 32 (Ibirap.)
Marisa Paulo Caboatan ALESP Mérito Constitucionalista
Marco Aurelio D’Almeida Capella Empresário Mérito Constitucionalista
Dr. Ferrucio DallAglio Médico Cirurgião Plástico Colar Cruz Honra Constit.
Dr. Antonio dos Santos Albuquerque Filho Empresário Colar Cruz Honra Constit.
Dr. Amauri Baratti Junior Empresário Colar Cruz Honra Constit.
União Dos Amigos Independentes Representado Dir – Exº Ver. Rodrigo Dias de Oliveira – Pres Câmara Vereadores Itanhaém-SP Colar Cruz Honra Constit.
Dr André Moraes Velleda Empresário Pres. Moraes Velleda Grã-Cruz Heróis de 32 (Ibirap.) Casemiro Tércio dos Reis Lima Carvalho Autoridade Portuária Cia Docas S. Sebastião Medalha M.M.D.C.-Soc Vet 32
Dra. Mara Ester Marchetti De Souza Dir Soamar – Soc Amigos Marinha Medalha M.M.D.C.-Soc Vet 32
Carlos Bracante Diretor da Soamar Medalha M.M.D.C.-Soc Vet 32
Sr. Carlos Alberto Lucas de Lima Empresa Eagle Segurança Dráusio – Soc Vet 32
Comendador André Moraes Velleda Empresário Colar Grau Cavaleiro - ABFIP è A P L A U S O S !!! * * * -


Chamamos para se Colocar em Local de Destaque à frente da Mesa Diretora dos Trabalhos, as Seguintes Autoridades que serão Homenageadas: (Pedir pra não aplaudirem; Só ao final dos recebimentos das medalhas para se dar celeridade à Cerimônia)
2ª ETAPA:
Dr. Maurício Augusto Gonçalves Médico - SAMU / Cpo Bomb. Cinquentenário - ABFIP
Com. Maria Angelica Barreto Pyles Assoc Cultural Carlos Gomes Cinquentenário - ABFIP
Com. Fernando Klemann Assoc Cultural Carlos Gomes Cinquentenário - ABFIP
Fernando da Silva Teixeira Empresa Unicargo Cinquentenário - ABFIP
Sgto. PM. William Gledson Maledo 2ª Cia - 1º BAEP Medalha M.M.D.C.-Soc Vet 32
Cb PM Danilo Diego De Rocco 2ª Cia - 1º BAEP Medalha M.M.D.C.-Soc Vet 32
Cb PM Heglas Rezende Motta 2ª Cia - 1º BAEP Medalha M.M.D.C.-Soc Vet 32
Sd PM Rodrigo Aparecido Barbosa de Oliveira 2ª Cia - 1º BAEP Medalha M.M.D.C.-Soc Vet 32 Sd.PM Jaime Marcos Camacho Junior 1ª Cia – 4º BPM/M Medalha M.M.D.C.-Soc Vet 32 Sd.PM. Alessandro Diomazio Batista 1ª Cia – 4º BPM/M Medalha M.M.D.C.-Soc Vet 32
Sd.PM Raphael Rodrigues Dos Santos 1ª Cia – 4º BPM/M Medalha M.M.D.C.-Soc Vet 32
Sd.PM. Diego Filipin 1ª Cia – 4º BPM/M Medalha M.M.D.C.-Soc Vet 32
Sd PM Diogo Matos Jacintho 1ª Cia do 2 de Ouro Medalha M.M.D.C.-Soc Vet 32
Sub Ten PM Héracles Lopes GRPAE- Campinas Constitucionalista – Soc Vet 32
Cb PM Daniela Pacheco Silva 4ª Cia do 2 de Ouro Constitucionalista – Soc Vet 32
1º Sgt PM Moisés dos Santos Silva CPA/M-4 Constitucionalista – Soc Vet 32
Cb PM Diogo Rufino Franco da Silva 3ª Cia do 2 de Ouro Gov Pedro de Toledo – Soc Vet 32
2º Ten PM Nilson Ricardo Santos 4º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
1º Sgt PM Cristiano Pinha Guedes 1º Baep – Dir Mmdc Atibaia Dráusio – Soc Vet 32
Cb PM Samuel Pessoa da Silva CPTran Dráusio – Soc Vet 32
Cb PM Raquel Luciano Garcia C Mil Dráusio – Soc Vet 32
Cb PM Alexandre Macedo dos Santos 2ª Cia do 37° BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Leandro Soares de Souza 2ª Cia do 37° BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Henrique de Padua Pereira 2ª Cia do 37° BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Magno Eduardo Rodrigues Leite 2ª Cia do 37° BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Fabio Lima Souza 2ª Cia do 37° BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Cb PM Cleber Barbosa Ferian Dráusio – Soc Vet 32
Cb PM Walter Michetti Junior APMTJ Dráusio – Soc Vet 32
Cb PM Robson Izidio de Oliveira Dráusio – Soc Vet 32 è A P L A U S O S !!! * * * -

Chamamos para se Colocar em Local de Destaque à frente da Mesa Diretora dos Trabalhos, as Seguintes Autoridades que serão Homenageadas: (Pedir pra não aplaudirem; Só ao final dos recebimentos das medalhas para se dar celeridade à Cerimônia)

3ª ETAPA:
1ºº Ten PM Rafael Guimarães de Oliveira Esplendor S. Miguel
Sub Ten PM Héracles Lopes GRPAE- Campinas Esplendor S. Miguel
Sub Ten PM Lucio Marcos Justino 29° BPM-I Esplendor S. Miguel
Cb PM Carlos Eduardo Pancotto FT 29° BPM-I Esplendor S. Miguel
Sd PM Fabio Renato Faleiros 3ª Cia do 19° BPM/M Esplendor S. Miguel
Cb PM Jean Rodrigues Conquista 3ª Cia do 19° BPM/M Esplendor S. Miguel
Sd PM Fabio Lima Souza 37º BPM/M Esplendor S. Miguel
Sd PM Alfarano Fernandes de Carvalho 25° BPM/M Mérito Constitucionalista
3º Sgt PM Célia Regina Nunes Cavalcante C Odont Mérito Constitucionalista
Sd PM Raimário Silva de Almeida 2° BPTran Mérito Constitucionalista
Sd PM Wagner da Silva 46º BPM/M Mérito Constitucionalista
Sd PM Joel Lourenço da Silva 1° BPChq Mérito Constitucionalista
Cb PM Jonathan Gisley da Cunha Ass Especial Secr Educação SP Colar Cruz Honra Constit.
2º Ten Rogério Seródio Encarr Setor Financ Hospital Mil Àrea SP Med Mérito Mal Castelo Branco 3º Sgt PM Marcelo Ugêda Duarte CSM/MM Med. Heróis de 32 (Ibirap.)
Sr Wagner Mendes Radalista/Jornalista Med. Heróis de 32 (Ibirap.)
Sr Felipe Couto Budeanu Policial Civil Med. Heróis de 32 (Ibirap.) Sr Diego Martins Da Silva Guarda Mirim da ABIFIP Med. Heróis de 32 (Ibirap.)
CB PM Edmar Servo Dos Santos 48°BPM/M Med. Heróis de 32 (Ibirap.)
Cb PM Roberto Lucas Athademos 2ª Cia - 9º BPM/M Med. Jubileu Brilhante - ABFIP
Sd PM Dimas Soares de Morais Junior Força Tática - 19º BPM/M Med. Jubileu Brilhante - ABFIP
2° Sgt PM Carlos Manuel da Costa Força Tática - 19º BPM/M Med. Jubileu Brilhante - ABFIP
2° Sgt PM Carlos Manuel da Costa Força Tática - 19º BPM/M Med. Tiradentes - ABFIP
Sd PM Fernando Zielk Junior Força Tática - 19º BPM/M Med. Tiradentes - ABFIP
Sd PM Dimas Soares de Morais Junior Força Tática - 19º BPM/M Med. Tiradentes - ABFIP
Sd PM Pedro Lima Mendes 3ª Cia - 19º BPM/M Med. Tiradentes - ABFIP
Sd PM Luiz Fernando Alves de Oliveira 3ª Cia - 19º BPM/M Med. Tiradentes - ABFIP
1º Sgt PM Francisco Morgado Filho 7º BPM/M Med. Tiradentes - ABFIP
Sd PM Rafael Ferreira Dos Santos 7º BPM/M Med. Tiradentes - ABFIP
Cb Cátia Estevão Diniz 1ª Cia - 1º BPTran Med. Tiradentes - ABFIP
Cb PM Renan Brandão do Nascimento 13º BPM/M Med. Tiradentes - ABFIP è A P L A U S O S !!!


 4ª ETAPA: Ocorrências e Atuações de Destaque e Grande Vulto nas Mídias A) Ocorrência de Prisão em Flagrante de Quadrilha de Roubo a Banco por Equipes de FT do 29º BPM/I B) Ocorrência de Diversas Prisões em Flagrante por Vários Crimes por Equipes de Força Tática do 22° BPM/M - Chamamos para se Colocar em Local de Destaque à frente da Mesa Diretora dos Trabalhos, as Seguintes Autoridades que serão Homenageadas: (Pedir pra não aplaudirem; Só ao final dos recebimentos das medalhas para se dar celeridade à Cerimônia):
Cap PM Marcelo das Graças de Souza FT 29° BPM-I Mérito Constitucionalista
Sub Ten PM Davi Gomes de Almeida FT 29° BPM-I Esplendor S. Miguel
1° Sgt PM Iesus Soares Amalfi FT 29° BPM-I Mérito Constitucionalista
2° Sgt PM Sérgio Pereira de Lima FT 29° BPM-I Mérito Constitucionalista
2° Sgt PM Alexandre Fernando Carneiro FT 29° BPM-I Mérito Constitucionalista
2° Sgt PM Paulo Rogério Casemiro FT 29° BPM-I Mérito Constitucionalista
Cb PM Evaldo de Andrade Carvalho FT 29° BPM-I Mérito Constitucionalista
Cb PM Rodrigo Vieira Cardoso FT 29° BPM-I Mérito Constitucionalista
Cb PM Leandro Rodrigo Nunes FT 29° BPM-I Mérito Constitucionalista
PM Ricardo Pacheco dos Santos FT 29° BPM-I Mérito Constitucionalista
2° Ten PM Guilherme Pavan Custódio FT do 22° BPM/M Esplendor S. Miguel
Cb PM Luciano Jesus Santos Rezende FT do 22° BPM/M Esplendor S. Miguel
PM Valter Diniz Lima FT do 22° BPM/M Esplendor S. Miguel
Sd PM Daniel de Oliveira Amâncio Amat FT do 22° BPM/M Esplendor S. Miguel
2° Sgt PM Fabio Iachelli FT do 22° BPM/M Esplendor S. Miguel
Sd PM José Neto Cardoso FT do 22° BPM/M Esplendor S. Miguel
PM Hugo Leonardo da Silva Santana FT do 22° BPM/M Esplendor S. Miguel
2° Sgt PM Jailton Francisco Marques FT do 22° BPM/M Esplendor S. Miguel
3° Sgt PM Alan Adecio Sertório da Silva FT do 22° BPM/M Med. Heróis de 32 (Ibirap.)
Sd PM Jefferson Aiza de Souza FT do 22° BPM/M Med. Heróis de 32 (Ibirap.)
2° Sgt PM Diego Ferreira Santos Santana FT do 22° BPM/M Med. Heróis de 32 (Ibirap.)

Enquanto os Policiais Militares estarão recebendo as condecorações, serão lidas as sínteses das ocorrências com concomitante exposição de fotos no data-show das ocorrências de Grande Vulto e Repercussão Positiva nas Mídias em que fortaleceram a Imagem da PMESP: A) Ocorrência de Prisão em Flagrante Delito de Traficantes com Grande Apreensão de Entorpecentes B) Ocorrência de Diversas Prisões em Flagrante de Criminosos e Ações Sociais dos Policiais do 51º BPM/M è A P L A U S O S !!! * * *

5ª ETAPA: Ocorrências e Atuações de Destaque e Grande Vulto nas Mídias
A) Ocorrência de Prisão em Flagrante Delito de Traficantes com Grande Apreensão de Entorpecentes B) Ocorrência de Diversas Prisões em Flagrante de Criminosos e Ações Sociais dos Policiais do 51º BPM/M -
Chamamos para se Colocar em Local de Destaque à frente da Mesa Diretora dos Trabalhos, as Seguintes Autoridades que serão Homenageadas: (Pedir pra não aplaudirem; Só ao final dos recebimentos das medalhas para se dar celeridade à Cerimônia)
 Cap PM Jackson Alexandrino Ribeiro Cmt de Cia do 2° BPM/M Esplendor S. Miguel
2° Ten PM Éuler Filipe Ribeiro de Souza CFP 2 de Ouro - Preceptor Esplendor S. Miguel
Asp Of Felipe Moreno Martins da Silva CFP 2 de Ouro MMDC
Al Of PM Mayko Barbosa Meirelles APMBB Esplendor S. Miguel
1° Sgt PM Otávio Malta de Alencar 2 de Ouro Mérito Constitucionalista
Sd PM Esli da Silva 2 de Ouro Mérito Constitucionalista
Sd PM David Ferreira Sales 2 de Ouro Esplendor S. Miguel
Sd PM Felipe dos Santos Wieck 2 de Ouro Esplendor S. Miguel
Cb PM Daniel Garutti 2 de Ouro Med. Heróis de 32 (Ibirap.)
Cb PM Amanda Cristina dos Santos 2 de Ouro Med. Heróis de 32 (Ibirap.)
Sd PM Thiago Votta da Cruz 2 de Ouro Med. Heróis de 32 (Ibirap.)
Asp Of PM Marcelo dos Passos Miyatake 51º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
1º Sgt PM Luis Carlos Pascoalon 51º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Cb PM Luciano Messias Pereira 51º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Cb PM Sidney Pereira dos Santos 51º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Cb PM Kátia da Silva Mattos de Souza 51º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Marcos Rodrigues Pereira 51º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Camila Antunes de Souza 51º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Julio de Oliveira Vilela 51º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Jacqueline Silva Palmeira de Sá 51º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Maria Thais Araújo de Melo 51º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Vitor Belarmino Ferreira dos Santos 51º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Edson de Souza Rodrigues 51º BPM/M Dráusio – Soc Vet 32

Enquanto os Policiais Militares estarão recebendo as condecorações, serão lidas as sínteses das ocorrências com concomitante exposição de fotos no data-show das ocorrências de Grande Vulto e Repercussão Positiva nas Mídias em que fortaleceram a Imagem da PMESP:

A) Ocorrência de Prisão em Flagrante Delito de Traficantes com Grande Apreensão de Entorpecentes B) Ocorrência de Diversas Prisões em Flagrante de Criminosos e Ações Sociais dos Policiais do 51º BPM/M APLAUSOS !!! * * *
6ª ETAPA: Ocorrências e Atuações de Destaque e Grande Vulto nas Mídias
A) Ocorrência de Veículo Produto de Roubo por Equipe do 1° BAEP – Campinas
B) Ocorrência de Prisão em Flagrante Delito de Criminosos que Efetuaram Roubo a Veículo por Policiais do 9º BPM/M
C) Ocorrência de Veículo Produto de Roubo por Força Tática do 5° BPM/M
D) Diversas Ocorrências de Prisão em Flagrante Realizadas pelos Patrulheiros do 37º BPM/M - Chamamos para se Colocar em Local de Destaque à frente da Mesa Diretora dos Trabalhos, as Seguintes Autoridades que serão Homenageadas: (Pedir pra não aplaudirem; Só ao final dos recebimentos das medalhas para se dar celeridade à Cerimônia)
3° Sgt PM Ivan Roberto Marçal de Menezes 1° BAEP Esplendor S. Miguel
Sd PM Edmário Fabiano Nunes 1° BAEP Esplendor S. Miguel
Sd PM Alex Duarte 1° BAEP Esplendor S. Miguel
Sd PM Diomedes Silva de Paula Junior 1° BAEP Esplendor S. Miguel
Cb PM Idagilson Garrido Santos 2ª Cia do 9° BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Silvino Martins Santos 2ª Cia do 9° BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
2º Sgt PM Wellington Stefani Cmt Eq FT do 5º BPM/M Med. Heróis de 32 (Ibirap.)
Cb PM Rafael Paciência Marques Eq FT do 5º BPM/M Med. Heróis de 32 (Ibirap.)
Cb PM Denis Augusto Amista Eq FT do 5º BPM/M Med. Heróis de 32 (Ibirap.)
Cb André Luis Lavigne de Carvalho 2ª Cia do 37° BPM/M Dráusio – Soc Vet 32
Sd PM Pedro Gabriel La Serra 2ª Cia do 37° BPM/M Mérito Constitucionalista
Sd PM Amanda Cristina Vieira de Paula 2ª Cia do 37° BPM/M Mérito Constitucionalista
2º Sgt PM Silvana Lopes Saraiva 3º BPChq Cinquentenário - ABFIP
Sd PM Pedro Lima Mendes 3ª Cia - 19º BPM/M Cinquentenário - ABFIP
Sd PM Fernando Zielk Junior Força Tática - 19º BPM/M Cinquentenário - ABFIP
Cb PM Ione Maria Grün 25º BPM/M Cinquentenário - ABFIP
Sd PM Alfarano Fernandes de Carvalho 25º BPM/M Cinquentenário - ABFIP
Cb PM Roberto Lucas Athademos 2ª Cia - 9º BPM/M Cinquentenário - ABFIP

Enquanto os Policiais Militares estarão recebendo as condecorações, serão lidas as sínteses das ocorrências com concomitante exposição de fotos no data-show das ocorrências de Grande Vulto e Repercussão Positiva nas Mídias em que fortaleceram a Imagem da PMESP: A) Ocorrência de Veículo Produto de Roubo por Equipe do 1° BAEP – Campinas B) Ocorrência de Prisão em Flagrante Delito de Criminosos que Efetuaram Roubo a Veículo por Policiais do 9º BPM/M C) Ocorrência de Veículo Produto de Roubo por Força Tática do 5° BPM/M D) Diversas Ocorrências de Prisão em Flagrante Realizadas pelos Patrulheiros do 37º BPM/M è A P L A U S O S !!! * * *

CONTINÊNCIA AO PAVILHÃO NACIONAL SOMENTE PELOS QUE FORAM AGRACIADOS COM MEDALHAS - Neste momento, teremos a Continência ao Pavilhão Nacional, somente aos que foram condecorados com medalhas. A Continência à Bandeira será comandada pelo Pres. da Soc Vet 32-MMDC: Cel PM Mario Fonseca Ventura.

ENCERRAMENTO DA SESSÃO SOLENE -
Neste instante teremos as Palavras do Dep Est Coronel Telhada, que agradecerá a todos, e dará por encerrados os trabalhos. * * * “P.S.:” - O Presidente da Soc. Vet. de 32-MMDC: Cel PM Mario Fonseca Ventura, o Dep Cel Telhada, os Presidentes das Instituições e Seus Colaboradores, PARABENIZAM a todos os Recipiendários das Medalhas que São Apoiadores do MMDC, desejando a cada um, Muito Sucesso, Proteção e Iluminação de Deus, extensivamente a Todos Seus Familiares e Entes Queridos: - PARABÉNS ! ALESP - Palacio 9 de Julho, 24 de maio de 2017. “Pro Sancto Paulo Fiant Eximia”! - “Por São Paulo, Façam-se Grandes Coisas”!
25 DE MAIO DE 2017 – QUINTA-FEIRA
Está programada para hoje uma viagem de avião até o RIO DE JANEIRO. Iremos novamente à Rua do LAVRADIO, 38, onde está localizada a sede da Associação da FEB. Serão entregues medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC – MEDALHA DRÁUSIO e HERÓIS DE 32 (do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”. O protagonista dessa solenidade é o ALFREDO DUARTE DOS SANTOS.
MARINEI CHALUB chega às 9:20 horas. Vamos para o Aeroporto Internacional de GUARULHOS, em CUMBICA. O vôo da AZUL está marcado para 10:55 horas. A viagem é tranquila e leva apenas 40 minutos para chegarmos ao Aeroporto SANTOS DUMONT.
Chegamos na Rua do LAVRADIO por volta das 12 horas. Somos recepcionados pelos veteranos da 2ª Guerra Mundial e o ALFREDO cuida do roteiro do evento. Almoçamos antes do início dessa cerimônia.

Vou receber a MEDALHA JUBILEU DE BRILHANTE – 60 ANOS DO BATALHÃO SUEZ, da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS FORÇAS INTERNACIONAIS DE PAZ.
A Medalha do “JUBILEU DE BRILHANTE – 60 ANOS DO BATALHÃO SUEZ, instituída pela resolução nº 62/2016 da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz por ocasião de seu 31º Aniversário de Fundação, tem o intuito de assinalar os 60 anos de criação do BATALHÃO SUEZ (lll/2ªRI), criado através do Decreto Legislativo nº61, de 22 de novembro de 1956, cujo Artigo 1º assinalava:
Artigo 1º - É o Presidente da República autorizado a tomar as medidas nacessárias para que o BRASIL contribua com um contingente militar do valor de um Batalhão de Emergência, instituída em consequência da Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 7 de novembro de 1956, com o objetivo de manter a paz e a segurança internacional na linha compreendida entre o CANAL DE SUEZ e a Linha de Armistício entre ISRAEL e o EGITO fixada na mesma Resolução.
Ao lado de tropas dos seguintes países: CANADÁ, COLÔMBIA, DINAMARCA, ÍNDIA, INDONÉSIA, NORUEGA, SUÉCIA e IUGOSLÁVIA, contribuiu o BRASIl com o efetivo de um Batalhão de Infantaria no teatro de operações, ininterruptamente, de 20 de janeiro de 1957 até 13 de junho de 1967, tendo nesse período dois Generais brasileiros exercido o Comando Geral da UNEF:
GENERAL DE DIVISÃO CARLOS FLORES PAIVA CHAVES (janeiro de 1964 a agosto de 1964) e GENERAL DE DIVISÃO SYZENO SARMENTO (janeiro de 1965 a janeiro de 1966).
A Medalha destina-se a galardoar os Veteranos do BATALHÃO SUEZ, assim como personalidades civis e militares, bem como Instituições Públicas e Privadas, que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas Brasileiras, à ABFIP – Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz e à Sociedade Brasileira em geral, contribuindo desta forma para a preservação da memória histórica da atuação dos Boinas Azuis brasileiros e a convivência pacífica entre os povos.
Após o término da solenidade de entrega das medalhas, ainda vamos permanecer na FEB até mais de 16 horas, quando então tomamos um táxi e vamos para o Aeroporto SANTOS DUMONT.
Nosso avião sai somente às 18:50 horas. Durante a viagem leio o jornal O GLOBO trazendo na primeira página: A REPÚBLICA INVESTIGADA – ISOLADO, TEMER USA EXÉRCITO APÓS DEPREDAÇÕES EM BRASÍLIA. Ato de Centrais acaba em vandalismo – Confrontos das ruas se repetem no Congresso – Presidente perde mais um assessor direto.
Um protesto convocado pelas centrais CUT e FORÇA SINDICAL contra as reformas e pela saída do presidente TEMER acabou em vandalismo em BRASÍLIA, com prédios públicos depredados, bombas e até fogo dentro da sede do Ministério da Agricultura. A Esplanada dos Ministérios teve de ser esvaziada. Forte aparato policial fechou os acessos à Praça dos Três Poderes. Houve atos de violência tanto de manifestantes quanto de policiais. Sete pessoas foram detidas e 49 ficaram feridas, inclusive PMs. Dentro do Congresso, o clima era também de muita tensão. Deputados chegaram a trocar empurrões quando o presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, anunciou a convocação de tropas federais. O presidente TEMER, que ontem perdeu mais um assessor em meio à grave crise, assinou decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) convocando as Forças Armadas para atuarem na segurança e contra a violência em protestos, sendo criticado pela oposição. Reunido ontem em WASHINGTON, o Conselho Permanete da OEA ressaltou a força das instituições brasileiras para enfrentar a crise.
Já em GUARULHOS, MARINEI traz-me até em casa. São 21 horas.


26 DE MAIO DE 2017 – SEXTA-FEIRA
No MUSEU, nesta tarde, MARINEI CHALUB e GABRIEL estão empenhados nos boletos do segundo trimestre dos pagamentos dos associados. Verifica-se, mais uma vez, que a inadimplência é o grande problema da Sociedade. Não há um interesse histórico de real valor em torno do MMDC. Muitos vêm se filiar à Entidade interessados em serem condecorados. Isso é um grande erro, mas o MMDC progride à custa dos altos e baixos em seu quadro associativo. É lamentável que seja assim.
O Professor MARCUS CARMO, presidente do NÚCLEO MMDC-JAHÚ “JOÃO RIBEIRO DE BARROS”, procura acertar os problemas financeiros de seus componentes do núcleo. Alega dificuldade de contato.
Estamos sabendo de uma reunião que acontecerá na APMBB sobre a PARADA CÍVICO-MILITAR 9 DE JULHO. Mantém contatos, via celular, o FERNANDO MORENO, MAGALHÃES e SÍLVIA. Acontece que até o presente momento não recebemos convite sobre essa reunião. Fica desagradável ir a um lugar sem ser convidado. Aguardaremos até segunda-feira a convocação para essa reunião de suma importância para nós.
O TENENTE-CORONEL PM ADALTO MARTINS DA SILVA, Comandante do 20º Batalhão de Policia Militar do Interior 1 (CARAGUATATUBA), manda uma relação de 29 indicados para serem condecorados com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO em 1º de agosto de 2017. O oficial de ligação é o CAPITÃO PM MARCELO ELIANO LEITE. As primeiras medidas para essa solenidade estão sendo tomadas.
Percebo que MARINEI está estressada. Precisa gozar alguns dias de folga. Vamos ver se ela se recupera neste final de semana.
Traz-me até em casa. Conversamos muito sobre os próximos eventos da Sociedade, entre os quais o do domingo, fruto do empenho da Presidente do Núcleo MMDC-ACADEMIA DE CULTURA “PRO MMDC FIANT EXÍMIA”, CAMILA GIUDICE.

28 DE MAIO DE 2017 - DOMINGO
Espero todos vocês!
Evento Amor Cidadão, promovido pelo Núcleo MMDC Cultura "PRO MMDC FIANT EXIMIA" da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Dia 28/05 - das 10h às 18h. Solenidade com a Banda da PM das 10 às 13h. 
Primeira visita tátil no Obelisco do Ibirapuera. Presença da Cavalaria, Canil da PM, Fundação Dorina Nowill para Cegos, Patas Therapeutas, Instituto Iris Cão-Guia. Diversas atividades durante o evento. Colabore doando 1kg de ração para cães ou gatos para as Ongs que recolhem animais de rua que estarão presentes no evento. Entrada gratuita!
Vou cedo para o OBELISCO DO IBIRAPUERA. Nesta manhã está acontecendo um evento denominado AMOR CIDADÃO, idealizado pela CAMILA GIUDICE, Presidente do Núcleo MMDC- ACADEMIA DE CULTURA “PRO MMDC FIANT EXIMIA”. Ali encontro o Presidente do Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”, MARCELO COVATS. Também vão chegar depois o RODRIGO GUTENBERG e a doutora MARIA LÚCIA CAMARGO.
Cumprimentamos os responsáveis pela FUNDAÇÃO DORINA NOWILL. Ela foi comandante do Exército Constitucionalista em 
Por volta das 12 horas, deixo o OBELISCO e aproveito uma “carona” no ônibus que conduz os integrantes da Banda de Música que abrilhantou o evento. Desço na Rua Doutor JORGE MIRANDA e, a pé, vou até a estação ARMÊNIA, retornando para casa.
Esse evento proporcionado pelo Núcleo presidido pela CAMILA GIUDICE, vai continuar durante a tarde, com a BIG BAND DO DEPARTAMENTO DE CULTURA E EVENTOS da OAB/SP, com as presenças do MAGALHÃES, SÍLVIA e seus filhos; do CÁSSIO MARTIN, da LIA BRITO e inúmeras outras pessoas. 


29 DE MAIO DE 2017 – SEGUNDA-FEIRA
Às 14 horas, estou chegando no MUSEU MILITAR. Quase no mesmo instante visita-nos o MARCELO COVATS, presidente do Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”
Estabelecemos dois pontos importantes para o Aniversário da Sociedade em 7 de julho: Entrega do COLAR DA VITÓRIA e da Moeda dos 85 anos da Revolução Constitucionalista. MARINEI irá distribuir as mensagens aos associados a respeito disso. Ainda no 7 de julho teremos o Júri Simulado do PROCESSO MMDC-1932 no Tribunal de Justiça e a Assembleia Geral Eleitoral que dará posse aos Presidentes da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal para o biênio 2017/2019.
Por telefone, converso com o MAJOR PM ANÍSIO DOS SANTOS, da APMBB, sobre a problemática da não participação do MMDC na reunião de amanhã. Ele faz parte da Diretoria Executiva da Sociedade e poderá ver o que está acontecendo.
Deixamos o MUSEU depois das 16 horas. Durante o trajeto até GUARULHOS vou entrando em contato com outras pessoas acerca da reunião de amanhã. Causa estranheza ficar a Sociedade fora das tratativas do 9 de Julho. É a primeira vez que isso acontece. Algum erro não sanado já no princípio poderá causar sérios dissabores para o transcorrer do magno evento.
Talvez tenha havido falta de comunicação entre as partes empenhadas. No final fica acertado que uma viatura virá me buscar para participar da reunião amanhã.
Trabalho incessante está sendo feito pela Diretora da Juventude da Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, SÍLVIA MAGALHÃES, e pela Comandante do Exército Infanto-Juvenil, SARGENTO ROSALIN DIAS. Graças a essas duas mulheres iremos ter um 9 de Julho aberto por crianças fardadas de 32. Está havendo muita vibração em torno disso. Há um grupo no whats app muito atuante.

30 DE MAIO DE 2017 – TERÇA-FEIRA
SARGENTO ROSALIN chega em casa por volta das 8:30 horas. Uma PF, motorista, guia a viatura que vai nos levar até o CAES, no BARRO BRANCO. Ali, encontro várias oficiais superiores que estão frequentando o CURSO SUPERIOR  DE POLÍCIA.
1 Ten Cel PM 862452-6 Nilsen Derwood Mills Junior 2 Ten Cel PM 861923-9 Robson Douglas de Souza 3 Ten Cel PM 891221-1 Marcelo Clemente da Silva 4 Ten Cel PM 891228-9 Alexander Gomes Bento 5 Ten Cel PM 891450-8 Newton dos Reis Barreira 6 Maj PM 883560-8 Robson Cabanas Duque 7 Maj PM 891298-0 Marcos de Paula Barreto 8 Maj PM 854817-0 Gilson Hélio Jesus dos Santos 9 Maj PM 871906-3 Renato Nery Machado 10 Maj PM 883540-3 Ricardo Akira Obayashi 11 Maj PM 883571-3 Humberto Cesar Leão 12 Maj PM 884164-A Fábio Renato Basílio 13 Maj PM 891231-9 Adriano Aranão 14 Maj PM 891266-1 José Raposo de Faria Neto 15 Maj PM 891272-6 Nedson Farley Costa Antunes Nobre 16 Maj PM 891454-A Carlos Henrique Lucena Folha 17 Maj PM 901208-7 Miguel Pila 18 Maj PM 901226-5 José Alexander de Albuquerque Freixo 19 Maj PM 901229-0 Rodrigo Eval Arena 20 Maj PM 901232-0 André Marcelo Baptista Assis 21 Maj PM 901247-8 Reges Meira Peres 22 Maj PM 901263-0 Emerson Massera Ribeiro 23 Maj PM 901277-0 Victor Alessandro Ferreira Fedrizzi 24 Maj PM 901322-9 Márcio Albuquerque de Toledo Piza 25 Maj PM 910265-5 Fabiano de Almeida Serpa 26 Maj PM 920409-1 Alexandre Merlin 27 Maj PM 920431-8 Marcelo dos Santos Sançana 28 Maj PM 920464-4 Fábio Ricardo Ferreira 29 Maj PM 931603-5 Adauto Carvalho Silva 30 Maj PM 883556-0 Ricardo Roberto Tofanelli 31 Maj BMRS 230591-7 Cilon Freitas da Silva 32 Maj BMRS 228017-5 Itacir Ramos 33 Maj BMRS 227528-7 Inácio Caye 34 Maj PMMA 133645 Miguel da Silva Morais Junior 35 Maj PMMA 118166 Nicolau Sauaia Junior
 Ficamos em conversa com vários deles até o início da primeira reunião preparatória para a PARADA CÍVICO-MILITAR DO 9 DE JULHO. Com a chegada do coordenador geral, CORONEL PM SÉRGIO FELLETO, Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, o CAPITÃO PM GODOY vai expor toda a Nota de Serviço alusiva ao evento. Também está presente o CORONEL PM CARLOS ALBERTO MACHADO, atual Comandante do CPA/M-8 (OSASCO), que, por ser o coronel mais moderno, irá comandar a tropa. MAJOR PM INÁCIO, do CCOMSOC, esclareceu que a 71ª Prova Ciclística Internacional “9 de Julho” não passará na Avenida PEDRO ÁLVARES CABRAL (via principal do desfile) por informação de representantes da Prefeitura Municipal de São Paulo, após duas reuniões ocorridas para tratar desse assunto. Todos os oficiais envolvidos no mega evento do 9 de julho recebem as instruções de como deverão desempenhar as atribuições descritas na NOTA DE SERVIÇO. O CORONEL PM SÉRGIO FELLETO faz suas considerações. Define as datas das próximas reuniões gerais (com todos os Coordenadores, todo EMOp e entidades envolvidas) e, um pouco depois das 11 horas, termina a reunião.
Participam da reunião: CEL PM FELLETO, CEL PM MACHADO, CEL PM VENTURA, TENENTE-CORONEL PM SANTANA, MAJOR PM LEANDRA, MAJOR PM INÁCIO, MAJOR PM DINIZ, MAJOR PM VASCO, CAPITÃO PM MARCELO NOGUEIRA, CAPITÃO PM GODOY, CAPITÃO PM ROSEMEIRE, CAPITÃO PM KAWAKAMI, CAPITÃO PM ADRIANA, CAPITÃO PM SÍLVIA REGINA, CAPITÃO PM SÍLVIA BOTTURA, CAPITÃO PM EUGÊNIO, CAPITÃO PM JONATHA.
SARGENTO PM ROSALIN e a motorista vão me levar até o MUSEU MILITAR. ROSALIN é a Comandante do Exército Infanto-Juvenil ALDO CHIORATTO e demonstra competência naquilo que está fazendo, ao lado da nossa Diretora da Juventude, SÍLVIA MAGALHÃES.
Nesta fria tarde, MARINEI e GABRIEL estão empenhados nos boletos do segundo trimestre. Além disso, há muita coisa por fazer com relação aos eventos do mês de junho.
Ainda MARINEI transporta-me até em casa. Ela demonstra ansiedade em arrumar o apartamento que comprou, a fim de se mudar para o novo lar.


31 DE MAIO DE 2017     :      QUARTA-FEIRA
Recebo um telefonema do VEREADOR SARGENTO TARCÍSIO dando ciência que será entregue a ORDEM CAETANO DE CAMPOS, grau Comendador, ao CORONEL PM JOSELITO SARMENTO DE OLIVEIRA JÚNIOR, às 14 horas, na Secretaria de Educação. É uma surpresa que será feita ao Assistente Militar da Secretaria de Segurança Pública.
Saio de casa às 11:30 horas. Vou ao MUSEU MILITAR, e, às 13 horas, MARINEI leva-me à Secretaria de Educação, na PRAÇA DA REPÚBLICA.
Ali, encontramos o SUBTENENTE IVANILDO (EB), VEREADOR SARGENTO TARCÍSIO, ROBERTO CARLOS TEIXEIRA MENDES e sua filha YASMIM, ALFREDO DUARTE DOS SANTOS.
Aguardamos a chegada do Secretário de Segurança Pública, MÁGINO, acompanhado do CORONEL PM JOSELITO.
Anunciamos a surpresa e o desembargador JOSÉ RENATO NALINI, Secretário da Educação, explica os motivos pelos quais o CORONEL PM JOSELITO está sendo condecorado. O próprio doutor NALINI condecora o CORONEL PM JOSELITO. Faz uso da palavra o SSP  e o agraciado, emocionado, vai dizer da sua surpresa e satisfação em receber a comenda.
Ainda permanecemos na Secretaria de Educação até mais de 15 horas. O Vereador SARGENTO TARCÍSIO lembra da nossa reunião de amanhã no Palácio dos Bandeirantes, às 10 horas. Diz que deveremos ir em RIBEIRÃO PRETO no dia 12 de junho, para mais uma solenidade no CPI-3, onde o CORONEL PM WASHINGTON PESTANA irá entregar medalhas dos núcleos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
MARINEI traz-me até em casa. Recebo um telefonema da Câmara Municipal a fim de que eu assine a anuência em receber o COLAR GUILHERME DE ALMEIDA no dia 21 de junho.   



Nenhum comentário: