terça-feira, 25 de julho de 2017

22 DE JULHO DE 2017 - SÁBADO






V I N T E    E    D O I S    DE    J U L H O    DE     2017      –     SÁ B A D O.
80 anos, 6 meses e 25 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
 13º DIA DO ANO 68ºº
59 anos e 49 dias na PMESP.
58 anos e 161 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 21 203 dias – 506 152 horas.
53 anos e 319 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
29 anos e 131 dias no Posto de Coronel – 352 meses e 9 dias.
6 anos e 15 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 379 dias CORONEL - 25 anos e 221 dias na reserva.
11 439-669 264                        11 379-263 672                               10 981-257 272.
DIA DE SANTA MARIA MADALENA. Nascida em MAGDALA, na GALILÉIA, teve participação importante na passagem de JESUS pela Terra. Arrependida de suas faltas esteve ao lado de NOSSA SENHORA aos pés da Cruz, no alto do CALVÁRIO. Foi testemunha do sepulcro vazio. Foi a primeira a ver NOSSO SENHOR no Domingo de ALELUIA e anunciou a ressurreição. É exemplo de coragem.
Santa Maria Madalena
Contrição perfeita que levou à santidade
Quando todos os Apóstolos fugiram por ocasião da Paixão, um grupo de mulheres, entre elas Maria Madalena, permaneceu fielmente junto a Nossa Senhora aos pés da Cruz
Plinio Maria Solimeo

Os Santos Evangelhos referem-se a uma Maria pecadora (Lc 7, 36-50), a uma Maria irmã de Marta e Lázaro (Lc 10, 38-42, Jo 11), e a uma Maria Madalena. Os Padres gregos entendem que elas são três pessoas distintas. Os Padres latinos, entretanto –– desde Tertuliano, Santo Ambrósio, São Jerônimo, Santo Agostinho, São Gregório Magno, até São Bernardo e Santo Tomás de Aquino –– reconhecem nas três uma e mesma pessoa: a Santa Maria Madalena penitente, que seguiu Nosso Senhor durante a Paixão.
Baseados nesta autorizada opinião, que foi adotada pela Igreja, seguiremos os traços da vida de Santa Maria Madalena –– cuja festa é celebrada a 22 de julho –– seguindo os Santos Evangelhos e as várias tradições que chegaram até nós.
A pecadora da cidade de Magdala
Maria Madalena teria nascido em Betânia, cidade da Judéia, de pais muito ricos, tendo por irmãos Marta e Lázaro. Como parte de sua herança, recebera o castelo de Magdala, de onde lhe veio o nome.
Uma lenda fala de sua esplêndida formosura, cabeleira famosa, de seu engenho, e apresenta-a casada com um doutor da Lei que, muito ciumento, a trancava em casa quando saía. Cheia de vida, altiva e impetuosa, Maria teria sacudido esse jugo e fugido com um oficial das tropas do César. Estabeleceram-se no castelo de Magdala, perto de Cafarnaum, de onde em breve o rumor de suas desordens e escândalos encheu a região.
Enquanto isso, o divino Salvador havia iniciado sua peregrinação, e a fama de seus milagres e santidade de vida estendia-se pelas terras da Palestina. Atormentada por demônios e pelos remorsos de sua consciência culpada, Maria foi procurar o grande Taumaturgo que alguns apontavam como sendo o Messias prometido. Não sabia que seus irmãos já se tinham tornado seus discípulos e rezavam fervorosamente por sua conversão.
O Senhor apiedou-se dela e livrou-a de sete demônios (Mc 16, 9), tocando-lhe também profundamente o coração.
Lágrimas de compunção sincera 
Madalena enxuga os pés de Nosso Senhor com seus cabelos
A partir de então, começou para Madalena a completa conversão. Horrorizada ante seus inúmeros pecados, e cativada pela bondade e mansidão de Jesus, ela procurava uma ocasião em que pudesse mostrar-Lhe seu reconhecimento e profundo arrependimento.
Essa ocasião surgiu na casa de Simão — um fariseu, provavelmente de Cafarnaum —, que havia convidado o Mestre para uma refeição. O ágape seguia seu curso normal, quando inesperadamente Madalena irrompeu na sala, foi diretamente até Jesus, rompeu um vaso de alabastro que levava apertado ao peito, e “começando a banhar-Lhe os pés com lágrimas, enxugava-os com os cabelos da sua cabeça, beijava-os e os ungia com o bálsamo” (Lc 7, 38). Simão tomou a mal esse ato. Como ousava uma pecadora pública entrar assim no santuário de seu lar e profaná-lo com sua presença? Ademais, cogitou ele, “se este fosse profeta, com certeza saberia quem e qual é a mulher que o toca, pois é pecadora”. O divino Salvador, lendo seu pensamento, respondeu-lhe com uma parábola: “Um credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos denários, o outro cinqüenta. Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos a dívida. Qual deles o amará mais?”. Simão respondeu acertadamente: “Creio que aquele a quem perdoou mais”. Respondeu-lhe Jesus: “Julgaste bem”. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: “Vês esta mulher? Entrei em tua casa, não me deste água para os pés; e esta, com as suas lágrimas, banhou os meu pés e enxugou-os com os seus cabelos. Não me deste o ósculo (da paz), porém esta, desde que entrou, não cessou de beijar os meus pés. Não ungiste a minha cabeça com bálsamo; entretanto, esta ungiu com bálsamo os meus pés. Pelo que te digo: são-lhe perdoados muitos pecados, porque muito amou” (Id., ib. 39-50).
“Maria escolheu a melhor parte”
Perdoada, convertida, despojada de suas galas mundanas, Maria Madalena foi viver com seus irmãos em Betânia.
Foi lá que as duas irmãs receberam a visita do Messias prometido. Lázaro, parece, estava ausente. Maria sentou-se junto ao Salvador para absorver suas palavras divinas, enquanto Marta afanava-se nos afazeres domésticos para bem receber seu divino Hóspede. E julgou que sua irmã fazia mal, pois em vez de ajudá-la, estava ali sentada esquecida da vida. Disse Jesus: “Marta, Marta, afadigas-te e andas inquieta com muitas coisas. Entretanto uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada” (Lc 10, 38-42).
Mais tarde Lázaro ficou muito doente, e o Mestre divino estava longe. As duas irmãs mandaram-lhe uma mensagem: “Senhor, eis que está enfermo aquele que amais”. Mas Jesus não apareceu, e Lázaro morreu. Quando foi a Betânia, Lázaro jazia no sepulcro havia já quatro dias.
Nosso Senhor, que amava Lázaro, comoveu-se diante da dor das duas irmãs, e foi uma das raras ocasiões em que chorou. Depois, diante de muita gente, inclusive de fariseus, ressuscitou Lázaro (Jo 11, 1-46). Milagre estupendo, que provava sua divindade.
Em outra visita do divino Mestre a Betânia, Maria Madalena, já não mais “a pecadora”, ungiu novamente os pés do Redentor com precioso perfume, o que levou Judas a reclamar do “desperdício”, pois podiam vender o perfume e “dar o dinheiro aos pobres”. Nosso Senhor interveio: “Deixai-a; ela reservou isso para o dia da minha sepultura; porque sempre tendes os pobres convosco, mas a mim não tendes sempre” (Jo 12, 1-8). Advertência muito válida hoje em dia para os que, com o pretexto de amor aos pobres, pretendem acabar com as pompas sagradas da Igreja!
Aos pés da cruz junto com Nossa Senhora:

Chegou o momento da Paixão. São Pedro negou o Mestre, e todos os Apóstolos fugiram. Somente algumas santas mulheres percorreram a Via Dolorosa junto ao divino Redentor. Aos pés da cruz, Maria Madalena encontrou-se acompanhando Nossa Senhora e São João Evangelista. Quando o corpo de Jesus foi depositado no sepulcro novo de José de Arimatéia, Madalena estudou bem o modo como ele era feito e a pedra com que selaram sua entrada.

Narra São João: “No primeiro dia da semana, foi Maria Madalena ao sepulcro, de manhã, sendo ainda escuro, e viu a pedra retirada do sepulcro”. Surpresa, ela pensou primeiro em avisar os discípulos. Relatou o que vira a São Pedro, que com São João Evangelista correu para o sepulcro, e os seguiu. E acrescenta São João: “Entretanto, Maria Madalena conservava-se na parte externa do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para o sepulcro, e viu dois anjos vestidos de branco, sentados no lugar onde fora posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Eles disseram-lhe: Mulher, por que choras? Respondeu-lhes: Porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram”. Então voltou-se e viu Nosso Senhor. Mas, devido à penumbra e pela veste, julgou ser o jardineiro. Perguntou-lhe Jesus: “Mulher, por que choras? A quem procuras?”. Ela, sempre pensando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: “Se tu o levaste, dize-me onde o puseste; eu irei buscá-lo”. Nosso Senhor lhe disse então: “Maria!”. Reconhecendo o Redentor, ela só pôde exclamar: “Raboni!”, que em hebraico quer dizer Mestre (Jo 20, 1-18).
Mais tarde, depois do martírio de Santo Estevão, de acordo com os Atos dos Apóstolos desencadeou-se uma perseguição tão violenta dos judeus contra os cristãos em Jerusalém, que todos os fiéis, com exceção dos Apóstolos, se retiraram da cidade para a Judéia e a Samaria. O que leva a supor que também Maria Madalena e seus irmãos saíssem da Cidade Santa dirigindo-se para a Galiléia. Quando a perseguição cessou, voltaram eles para Jerusalém, onde permaneceram até o ano de 45, mas houve uma segunda grande perseguição. São Pedro partiu então para Roma, e a Virgem Santíssima foi conduzida por São João Evangelista a Éfeso. Os Padres gregos afirmam que para lá foi também Santa Maria Madalena, tendo morrido e sido enterrada naquela cidade.
Mas outra tradição, não menos vigorosa, afirma que ela e seus irmãos, mais alguns outros cristãos, foram presos pelos judeus em Jerusalém e colocados no mar num barco sem remo, sem leme, e sem as mínimas condições para navegar, a fim de perecerem num naufrágio. Alguns afirmam que São Maximino, um dos 72 discípulos do Senhor, e Sidônio (o cego de nascença de que fala o Evangelho, e que foi curado por Nosso Senhor) e mesmo José de Arimatéia sofreram a mesma sorte.
Entretanto, o barco dirigiu-se milagrosamente para a Sicília, e de lá para a França, chegando finalmente a Marselha, que era então um dos principais portos das Gálias.
A Santa aos pés da Cruz
São Maximino foi bispo de Aix, e São Lázaro encarregou-se da igreja de Marselha. Santa Marta reuniu em Tarascão uma comunidade de virgens, e Maria Madalena, depois de ter trabalhado eficazmente na conversão dos marselheses, retirou-se para viver na solidão, refugiando-se numa gruta que se encontra na igreja de São Vítor, em Marselha. Mas, como não julgasse tal lugar suficientemente recolhido, afastou-se para uma montanha entre Aix, Marselha e Toulon, “La Sainte Baume” (a Santa Montanha ou Santa Gruta), como dizem os habitantes do lugar. Lá permaneceu cerca de trinta anos, levando vida contemplativa e penitencial.
Enfim, estando para morrer, os anjos levaram-na para junto de São Maximino, de quem recebeu os últimos sacramentos, entregando sua alma a Deus. Seu corpo foi então, segundo a tradição, levado para um povoado vizinho –– a Villa Lata, depois São Maximino –– onde esse bispo havia construído uma capela.
No século VIII, por temor dos sarracenos, suas relíquias foram trasladadas para um lugar seguro, tendo ficado esquecidas até que Carlos II, rei da Sicília e Conde da Provença, as encontrou em 1272. Entretanto, a urna de Santa Maria Madalena desapareceu no século XVI, durante as guerras de religião entre católicos e protestantes.
____________Obras consultadas:
- Les Petits Bollandistes, Vies des Saints, Bloud et Barral, Paris, 1882, tomo VIII, pp. 583 e ss.
- Edelvives, El Santo de Cada Dia, Editorial Luis Vives, S.A., Saragoça, 1948, tomo IV, pp. 221 e ss.
- Fr. Justo Perez de Urbel, O.S.B., Año Cristiano, Ediciones Fax, Madri, 1945, tomo III, pp. 166 e ss.
- Hugo Pope, Saint Mary Magdalen, The Catholic Encyclopedia, Robert Appleton & Company, 1910, Online edition, www.NewAdvent.org

393 a. Carta-régia determina que seja introduzido no BRASIL o TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO, em 22 de julho de 1624.
183 a. nasce FRANCISCO ANTÔNIO DE SOUZA QUEIROZ FILHO em São Paulo, no dia 22 de julho de 1834. Falece em TIETÊ (SP), em 30 de julho de 1917. Advogado, lavrador e filantropo. Formado em Direito para Faculdade do Largo de São Francisco, na turma de 1857. Fazendeiro de café em CAMPINAS.  Deputado Provincial em SÃO PAULO (1864/65 e de 1881/83). Vice-presidente da Província de SÃO PAULO (1884/89). Presidente interino da Província de SÃO PAULO (1885 e em 1889). Diretor do Banco Commercio e Indústria de SÃO PAULO e da Companhia Paulista de Estrada de Ferro. Provedor da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA. Seu pai, FRANCISCO ANTÔNIO DE SOUZA QUEIROZ, BARÃO DE SOUZA QUEIROZ, também foi vice-presidente e presidente interino da Província de São Paulo, em 1835. Era neto do Senador VERGUEIRO e do BRIGADEIRO LUIZ ANTÔNIO. 
173 a. no PERU, as tropas leais ao GENERAL MANUEL IGNÁCIO DE VIVANCO, presidente da República, são derrotadas pelas do GENERAL RAMÓN CASTILLA, em 22 de julho de 1844.
132 a. morre ULYSSES GRANT, general norte-americano, em 22 de julho de 1885.
127 a. nasce ROSE KENNEDY, matriarca do clã KENNEDY, em 22 de julho de 1890. Falece em 22 de janeiro de 1995.
123 a. acontece a primeira corrida automobilística da história, entre PARIS e ROUEN, com uma velocidade média de 20 km/hora, em 22 de julho de 1894.
120 a. das anotações feitas pelo DIÁRIO POPULAR em 22 de julho de 1897: devem regressar amanhã para a Capital Federal o apreciado toureiro JOSÉ BENTO DE ARAÚJO, um dos mais hábeis cavaleiros conhecidos e o senhor J. ESPINHEIRA, que vieram a esta cidade especialmente para tratar de construir uma praça de touros e fazer vir trabalhar entre nós uma quadrilha portuguesa, como se costuma ter na EUROPA.
O MAJOR MURILLO VACRIMON, ativo 1º subdelegado de polícia do BRÁS, apreendeu ontem uma nota falsa de 100 réis que um cavalheiro pretendia passar em uma venda. Aquela autoridade prendeu o “bicho” em flagrante e abriu inquérito.
Contando 140 anos de idade faleceu há dias na Santa Casa de Misericórdia de CASA BRANCA o africano ELESBÃO, viúvo.
Os moradores do bairro das PERDIZES necessitam que a linha de bonde seja prolongada até o da ÁGUA BRANCA. Ambos estão bastante povoados. Uma vez estendida a linha de bonde até a ÁGUA BRANCA, ficavam ligados os dois bairros e disto resulte grande comodidade para as pessoas ali residentes.
É de toda conveniência a criação e abertura de uma escola mista nas PERDIZES. Há neste bairro mais de trezentas casas habitadas por famílias. Entretanto estão privados de uma aula pública. 
119 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 22 de julho de 1898: o governo federal aprovou as plantas e orçamento dos terrenos, perto da estação de SÃO BERNARDO, precisos para a duplicação da linha férrea da Companhia Inglesa, de SANTOS A JUNDIAÍ.
Foram também aprovadas as plantas e orçamentos dos terrenos necessários para a captação das vertentes de água na estação do PILAR, e das obras para suprimento daquele líquido às locomotivas da mesma estrada.
Vai ser entregue à polícia o novo posto policial do ALTO DA MÓOCA, cujas obras de adaptação estão concluídas. As praças do destacamento seguirão para ali amanhã.
Por falta de número não funcionou hoje o júri federal.
Inaugurou-se ontem à tarde na Rua COMÉRCIO, número 45 o Restaurante CHOPS DA BOLSA.
Foi promulgada a lei que concede uma subvenção de 300.000$000 à companhia que se propuser a ligar a cidade de PORTO FELIZ, por uma estrada de ferro ao ponto mais conveniente da linha férrea SOROCABANA.
Telegramas de HAVANA publicados pelo IMPARCIAL dizem que a esquadra americana bombardeou a torre heliográfica de MANZANILLOS causando grandes estragos.
O GENERAL SHAFTER ordenou que as tropas sob o seu comando ataquem a praça de GUANTÁNAMO que recusa sujeitar-se à rendição.
O GENERAL SHAFTER foi demitido do cargo de governador de SANTIAGO DE CUBA sendo nomeado para substitui-o o GENERAL WOOD.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 22 de julho de 1899: no LARGO DA SÉ deu-se um “embrulho” do qual foi vítima um cavalheiro bem trajado e que recebeu uma nota falsa de 500$. O fato tomou vulto e passando um delegado pretendeu efetuar a prisão da vítima, acreditando que se tratava de um conto do vigário. Acompanhou o homem e quando quis prendê-lo reconheceu que era um subdelegado. Até a polícia já vai sendo lograda com as notas falsas.
O doutor ÁLVARO DE CARVALHO procurou os redatores e declarou que não é nem será candidato do partido glicerista na próxima eleição presidencial. O doutor ÁLVARO não crê que o GENERAL FRANCISCO GLYCÉRIO tenha pronunciado nos corredores da Câmara dos Deputados Federais, as palavras que lhe foram atribuídas.
JARDIM DA ACLIMAÇÃO - Amanhã, neste belo e aprazível passeio, é franqueada a entrada aos visitantes. As famílias ali passam horas agradáveis, podem distrair as crianças com os passeios montados em pôneis, em carrinhos, em bicicleta, etc.
RIO – Estão resolvidas as dúvidas levantadas para a venda a um sindicato inglês da Companhia UNIÃO SOROCABANA – ITUANA. A oferta feita foi de dois milhões e quinhentas mil libras esterlinas. O rateio deve dar 40% às ações integralizadas e 8% às outras.
RIO – o doutor JOAQUIM MURTINHO, ministro da Fazenda, propôs ao Congresso o lançamento de impostos sobre os tecidos nacionais.
106 a. (BERLIM) Os jornais dessa capital saúdam ofensivamente o MARECHAL HERMES DA FONSECA, cuja chegada a BERLIM está anunciada para hoje, dia 22 de julho de 1910. Sua viagem é de caráter unicamente particular e não por ser presidente do Brasil. 
106 a. da seguinte publicação no jornal O ESTADO, edição de 22 de julho de 1911: Pedem-nos que chamemos a atenção do senhor prefeito municipal para o estado em que se acha a Rua de SANTO AMARO. Os calçamentos da rua tem-se estendido por todos os arrabaldes da cidade, até mesmo as ruas ainda não habitadas.
  89 a. da inauguração do PARQUE SÃO JORGE, a “FAZENDINHA”, em 22 de julho de 1928, com o jogo CORINTHIANS 2 x AMÉRICA (RJ) 2. O jogador DE MARIA (falecido em 17 de março de 1970) marcou o primeiro gol nessa partida. DE MARIA também fez o segundo do alvinegro, que naquela estréia atuou com TUFFY, GRANÉ, DEL DEBBIO, NERINO, SEBASTIÃO e MUNHOZ, APARÍCIO, NECO, RATO, GUIMARÃES e DE MARIA. Pouco tempo depois, o presidente corintiano ALFREDO SCHURIG, um dono de fábrica de parafusos, voltou a investir no estádio, construindo novos assentos e camarotes atrás do gol. Foi presidente entre 1931 e 1933. Deu seu nome ao PARQUE SÃO JORGE, “ESTÁDIO ALFREDO SCHURIG”.
  88 a. nasce ALEXIS WEISSEMBERG, músico francês de origem búlgara, em 22 de julho de 1929.
  87 a. nasce o cantor e compositor ELTON MEDEIROS em 22 de julho de 1930. Seu bisavô era africano legítimo, o avô foi escravo e o pai saiu de um quilombo para a casa de um ministro, em que circunstâncias, ELTON nunca apurou direito. ELTON é a encarnação perfeita da miscigenação brasileira. Diz ele: “Sou 50% negro, 25% português e 25% índio”. Criado com o filho do ministro, com ele o pai de ELTON aprendeu a ler e escrever, ensinando-lhe em troca brincar de pião, capoeira e bola de gude. Teve aulas de música com PIXINGUINHA na Escola JOÃO ALFREDO, em VILA ISABEL, em cuja banda tocava sax horn barítono. Com os blocos e escolas de samba que ajudou a fundar, como a TUPI DE BRÁS DE PINA, a UNIDOS DE LUCAS e a dissidente QUILOMBO, esta nos anos 1970, como o portense PAULINHO DA VIOLA, MARTINHO DA VILA, CANDEÍA E MONARCO. Seu début radiofônico foi no programa NA BATIDA DO SAMBA, produzido e apresentado na MAYRINK VEIGA pelo humorista SÉRGIO PORTO, responsável pela “ressurreição” de CARTOLA, que durante boa parte dos anos 1950 andou sumido, ganhando a vida como lavador de carros. Com a sua solene entronização como padrinho da ala dos compositores da PORTELA, em 1956. Com a sua participação na curta, mas gloriosa trajetória do ZICARTOLA, centro convergente da velha guarda do samba com a garotada da bossa nova. Com a sua contribuição para o histórico show ROSA DE OURO, ao lado de HERMÍNIO BELLO DE CARVALHO, CLEMENTINA DE JESUS, ARACY CORTES, NELSON SARGENTO, PAULINHO DA VIOLA, NESCARZINHO DO SALGUEIRO e JAIR DO CAVAQUINHO. Com as suas viagens à ÁFRICA e à EUROPA, onde ensinou samba até a sueco. Com CARTOLA fez o hino O SOL NASCERÁ, com ZÉ KETI (MASCARADA); MAURO DUARTE (MAIORIA SEM NENHUM); CACASO (MEU AMOR); MAURÍCIO TAPAJÓS (NÃO TEM MAIS JEITO, também com HERMINIO ELLO DE CARVALHO); JAIR DO CAVAQUINHO (MEU VIVER).
Marcado pelo jornal “O ESTADO”, ELTON MEDEIROS e PAULINHO DA VIOLA tiveram um bate-papo no dia 19 de julho de 2010. Os autores do clássico ONDE A DOR NÃO TEM RAZÃO, entremeado por lembranças de versos e melodias, um se escorando na memória do outro, no ESCH CAFÉ, tabacaria do LEBLON (bairro de ELTON) freqüentada por PAULINHO, lembraram muita coisa de suas carreiras. Diz ELTON aos seus 80 anos “É claro que sinto falta de um papo com os amigos, mas isso é natural. A gente nasce, vive e morre”, justifica, com a serenidade dos que sabem das coisas. 
  85 a. enterro de FERNÃO SALLES em 22 de julho de 1932: sexta-feira, a população paulista, ajoelhada e contrita, prestou imponente e comovedora homenagem ao patriota Fernão Salles, que encarnou, no campo de batalha, o valor nunca desmentido do soldado bandeirante. Ele, à frente de um pugilo de jovens intemeratos, que se encaminhavam para frente conscientes de seu dever cívico de salvar a honra de São Paulo e a liberdade do Brasil, estoicamente, abnegadamente, derramou seu sangue em prol da causa constitucionalista. Seus companheiros de M.M.D.C estavam presentes, onde o Dr. Antonio Carlos Pacheco se fez ouvir :"Fernão — Aqui estão os companheiros da M.M.D.C para dizer-te o nosso adeus. Cumpriste heroicamente o seu dever, foste um bravo e tombaste como os velhos paulistas, fora das fronteiras do nosso Estado. E não podia deixar de ser assim. Tinhas o sangue, a figura máscula e varonil, o porte, a coragem e até o nome do Caçador de Esmeraldas. Bem merecias ser o primeiro nos nossos a se inscrever na história gloriosa de São Paulo. A tua morte, longe de abater o nosso espírito, desperta dentro de nós a vontade indômita de vencer. E quem vencerá heróis como tu, que morrem sorrindo na defesa de uma causa sagrada?"
O COMBATE EM OURO FINO: Há alguns dias atrás, as tropas constitucionalistas que operam na zona mineira entraram na cidade de Ouro Fino, onde foram entusiasticamente recebidas pela população. Entre essas tropas achava-se o heroico Batalhão Fernão Dias, aqui organizado pelo Dr. Fernão Salles e que tinha como comandante o capitão Pietscher.
   As tropas constitucionalistas, de posse da cidade, resolveram avançar até Pouso Alegre, uma das mais importantes cidades do sul de Minas, sede de um regimento de Exército.
   As tropas ditatoriais, porém, que se haviam retirado, cortaram as linhas da estrada de ferro e destruíram os pontilhões, a fim de evitar o avanço das forças paulistas. Estas, por sua vez, fazendo reconhecimento do terreno e repondo os trilhos foram avançando, até que, à tarde, nas proximidades de Borda da Mata, rompeu violenta fuzilaria do adversário. O Batalhão Fernão Dias tomado de indescritível entusiasmo reagiu energicamente, realizando-se o combate que durou a noite toda. Pela manhã, quando o fogo inimigo declinou, o Batalhão avançou com firmeza, levando o adversário a mais de três quilômetros adiante. Foi numa investida, quando se levantava para avançar, que o Sr. Fernão Salles, ferido na testa, caiu morto.
  84 a. WILEY POST é o primeiro homem a voar sozinho ao redor do mundo, em 22 de julho de 1933. A viagem levou sete dias, 18 horas e 49 minutos.
  82 a. inspirado em JOSEPH GOEBBELS, o ministro da propaganda nazista, o presidente GETÚLIO VARGAS cria o programa A HORA DO BRASIL, transmitido obrigatoriamente para todo o país, a partir de 22 de julho de 1935. Mais tarde, o nome mudou para “A VOZ DO BRASIL”. Depois dos acordes de abertura da ópera O GUARANI, de CARLOS GOMES, o locutor alagoano LUIZ JATOBÁ inspirou, impostou a voz e ressoou: “Senhores ouvintes, muito boa noite”. Na noite de 22 de julho de 1935, nascia o mais antigo programa da rádio brasileira.  Ele surgiu como PROGRAMA NACIONAL, foi rebatizado em 1938 para HORA DO BRASIL (quando a transmissão se tornou obrigatória) e, em 1962, ganhou, finalmente, o nome que permanece até hoje. Mas, apesar de manter à risca a trilha sonora e o horário fixo, o programa guarda muito pouco do formato idealizado por VARGAS. De início, esperava-se que, além de notícias sobre o poder executivo (só em 1962 incluiria o legislativo), também fomentasse a devoção cívica e o gosto ela boa música. Na grade de programação, havia peças de radioteatro sobre momentos relevantes da história brasileira, como a abolição da escravatura e a proclamação da República.
  79 a. nasce TERENCE STAMP, ator britânico, em 22 de julho de 1938.
  75 a. primeiro contingente de judeus é removido para TREBLINKA (POLÔNIA), aonde vão para um campo de concentração, em 22 de julho de 1942.
  74 a. ditador BENITO MUSSOLINI é preso, encerrando o regime fascista na ITÁLIA, em 22 de julho de 1943.
  73 a. fim da conferência econômica de BRETTON WOODS (EUA), que aprova a criação do Fundo Internacional e do Banco Mundial, em 22 de julho de 1944. O encontro criou medidas para assegurar estabilidade monetária internacional e restringir a especulação com as moedas mundiais.
  71 a. nasce FERNANDO GOMES DE MORAIS em MARIANA – MG em 22 de julho de 1946. Jornalista desde 1964. Escritor. Cursou a Escola de Sociologia e Política. Vice–presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, no período de 1978/81. Membro do Movimento Democrático Brasileiro – MDB. Deputado Estadual (1979/83 e 1983/87). Fundador do PMDB. 1º Vice–Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (1983/85). Presidente interino da ALESP – 1983 – Secretário de Estado da Cultura (1988/91). Secretário de Estado da Educação (1991/1993). Candidato a vice–governador do Estado, em 1998 e governador em 2002. Recebeu três vezes o PRÊMIO ESSO e quatro vezes o PRÊMIO ABRIL de jornalismo. Escreveu, entre outros livros, A ILHA (1976); OLGA (1985); CHATÔ, O REI DO BRASIL (1994) e CORAÇÕES SUJOS (2000). Colaborador de vários órgãos de imprensa. Tem livros traduzidos em dezoito países.
  71 a. nasce MIREILLE MATHIEU, cantora francesa, em 22 de julho de 1946.
  71 a. Conferência Internacional que decide a criação da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 22 de julho de 1946.  
  70 aniversário do ex-Capitão PM  BENEDITO, figura polêmica, que trabalhou comigo no CHOQUE e na ÁREA CENTRO, dando exemplos de tenacidade, valentia e lealdade. Ao mesmo tempo, foi acusado de matar pessoas, esteve preso no PMRG, fugiu e se bandeou para as FARC, abandonando o BRASIL. Não se sabe o que aconteceu com ele, no exterior, depois da fuga do Presídio Militar “ROMÃO GOMES”. O ex-Capitão BENEDITO nasceu no dia 22 de julho de 1947.
  66 a. PALMEIRAS 2 x JUVENTUS (ITÁLIA) 2. Sem repetir a mesma qualidade técnica exibida na primeira partida da final da COPA RIO, quando bateu a JUVENTUS por 1 a 0, o PALMEIRAS abusou da raça e do amor à camisa para empatar com a VELHA SENHORA e conquistar o título numa tarde de domingo diante do estádio do MARACANÃ lotado por mais de cem mil pessoas. O dia 22 de julho de 1951 irá ficar para sempre na memória da torcida alviverde.
PALMEIRAS: FÁBIO CRIPPA; SALVADOR e JUVENAL; TÚLIO, LUIZ VILLA e DEMA; LIMA, PONCE DE LEÓN (CANHOTINHO), LIMINHA, JAIR e RODRIGUES. Técnico: VENTURA CAMBON.
JUVENTUS: VIOLA; BERTUCCELLI e MANETE; MARI JACOMO, PAROLA e BIZZOTO; MUCCINELLI, KARL HANSEN, BONIPERTE, JOHAN HANSEN e PRAEST. Técnico: CARVER.
GOLS: PRAEST, aos 18 min do 1º tempo; RODRIGUES, aos 3 min, KARL HANSEN, aos 8 min, e LIMINHA, aos 32 min do 2º tempo.
Participaram da COPA RIO: GRUPO RIO DE JANEIRO: VASCO DA GAMA, ÁUSTRIA VIENA, NACIONAL, do URUGUAI e SPORTING, de PORTUGAL. GRUPO SÃO PAULO: JUVENTUS, da ITÁLIA, PALMEIRAS, OLYMPIQUE, da FRANÇA e ESTRELA VERMELHA, da IUGOSLÁVIA.
  64 a. fim da guerra da CORÉIA, em 22 de julho de 1953.
  62 a. nasce WILLEN DEFOE, ator norte-americano, em 22 de julho de 1955.
  56 a. presidente JÂNIO QUADROS assina um decreto que proíbe espetáculos de hipnotismo e letargia em locais públicos, em 22 de julho de 1961.
  53 a, das anotações feitas em 22 de julho de 1964 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 1º - DIA 13º - 6 anos e 48 dias na FORÇA PÚBLICA – 60 dias como 2º TENENTE – 307 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Minha mulher leva nossa filha MARIZETE ao oculista do Ambulatório da CRUZ AZUL, viajando nesta manhã comigo, às 5:30 horas. A situação no BATALHAO DE GUARDAS não mudou nada. Continua a confusão reinante pelo Curso de “PATRULHAMENTO MÓVEL” pelo PONTO IV. Do BG temos três capitães, 28 sargentos e 173 soldados.
O trabalho inicial na secretaria foi com relação ao ofício de apresentação de 38 alunos soldados ao 2º BP, onde irão frequentar o segundo período de instrução, conforme Ordem de Serviço do Chefe do Estado Maior do Comando Geral.
Estou gostando do serviço do correspondente, SARGENTO SEVERINO, que vem trabalhando a contento. O 3º SARGENTO PAULO ARANTES, amanuense titular da 2ª Companhia, deveria se apresentar hoje, por término de férias. Acontece que passou um rádio solicitando prorrogação das mesmas. O comandante concedeu-lhe mais trinta dias. PAULO ARANTES retornará somente a 22 de agosto.
Realizado o expediente, dou aula às 14 horas para os novos soldados que estão frequentando o Preparatório.
Finalmente veio o resultado dos exames à Escola de Cabos – 2º turno de 1964. Do BG apenas passou seis soldados, sendo que quatro foram nossos alunos (GIRALDI e VENTURA): CÂNDIDO, SANTANA, EUNICE BORGES e VICENTE. Serão alunos cabos nesse segundo semestre de 1964.
Eram mais de 16 horas quando vou para casa. Após jantar dedico algum tempo aos programas de televisão: REPORTER ESSO – 13º capítulo de “SE O MAR CONTASSE” – HONG KONG.     
  53 a. Mandato de CASTELLO BRANCO é prorrogado até 15 de março de 1967. Fica adiada para outubro de 1966 a eleição presidencial prometida pelo regime. Ato de 22 de julho de 1964.
  52 a. do registro dos seguintes fatos acontecidos em 22 de julho de 1965 (quinta-feira). ANO 16º - MÊS 1º - DIA 13º - 7 anos e 48 dias na FORÇA PÚBLICA - 425 dias como 2º TENENTE - 672 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Como tesoureiro do Batalhão tenho de refrear a dinâmica do Comandante ANSELMO. Meus auxiliares apontam o Movimento de Caixa de 21 do corrente e noto que não tenho mais dinheiro disponível para efetuar pagamentos. Mesmo assim estamos vendo o Comandante telefonar para a FERROMAR e comprar muita coisa para pagamentos futuros.
Já como Ajudante, tenho de fazer a turma de obras funcionar na Unidade. Assim é que o refeitório das praças de serviço já está quase pronto; as obras de remodelação do Cine Auditório "MAJOR ANTÃO" estão em andamento, etc.
Enfim, respondendo por tantas funções, não tenho sossego algum e o expediente todo é de correrias. Hoje faço pagamentos à Caixa Beneficente e Serviço Médico, num total de 180 mil cruzeiros.
Mando o SARGENTO ANSELMO buscar botas comando no Serviço de Intendência e o SARGENTO LOPES no mesmo lugar, mas somente para tratar de material de consumo. Nada consigo, muito embora o Comandante ANSELMO haver me dito que tudo isso está à nossa disposição.
Às 14 horas, dou aula de Português aos meus alunos. Tenho doze soldados matriculados e hoje compareceram apena nove.
Vou ao Serviço de Intendência e, no setor de contabilidade vou saber que o pagamento das botas comando foi liberado hoje. Talvez amanhã já consiga recebê-las.
No BG, nesta tarde, recebo algumas explicações de volante por intermédio do SOLDADO LAIRSSO, no carro do comandante. Não sei dirigir e é a segunda vez que me interesso em aprender alguma coisa referente a carro.
Descanso na FIF até 18 horas e depois escrevo este diário que, geralmente, se encontra atrasado.
O Oficial de Dia é o ASPIRANTE BARROS. Converso com o mesmo até quase 19:30 horas. Encontra-se no BATALHÃO DE GUARDAS o engenheiro DOUTOR SÉRGIO THEN DE BARROS que se acha em liberdade condicional. O doutor SÉRGIO esteve preso no BG por quase quatro anos. Em seguida deixo o quartel sem poder iniciar as aulas para os cabos, pois o número presente é ridículo: três ou quatro cabos se interessam em estudar no momento.
Às 21 horas estou chegando em casa. O tempo esfriou muitíssimo e, antes de deitar, assisto o programa do canal 7 - IMPACTO, cujo filme da série é reprise.
  51 a. do registro dos fatos do dia 22 de julho de 1966 (sexta-feira). ANO 17º - MÊS 1º - DIA 13º - 8 anos e 48 dias na FORÇA PÚBLICA – 790 dias como 2º TENENTE – 108 dias na 2ª Companhia Independente.
Depois que saí do BG, tornei-me um tanto preguiçoso quanto ao horário de levantar. Por ser o expediente daquela Unidade, cedo, levantava sempre às 5 horas. Agora não consigo mais fazer isso, e nem há necessidade, pois o expediente da 2ª Companhia Independente começa às 13 horas.
Deixo meu lar depois das 11 horas. Sossegadamente, rumo para GUARULHOS, onde chego às 13 horas. O CAPITÃO JAIR continua dispensado e o 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA responde pelo Comando.
A 2ª Companhia Independente apresenta momentos de sossego. Um tanto retirada do Município, podemos trabalhar com paz de espírito.
Mais uma vez guio o jeep da Companhia, se bem que nas imediações. Depois saio com o SOLDADO ADIL e vamos até a MICROLITE e a NEFER. A gasolina da viatura está chegando ao final, coisa que vem acontecendo nos últimos dias dos meses.
Continuando o IPM do SOLDADO FRANCISCO SOUSA DOS SANTOS, ouço mais um comerciante para quem essa praça está devendo.
Leio a revista MANCHETE desta semana, que traz as seguintes reportagens:
MARGARET ARVDSSON, MISS SUÉCIA, coroada MISS UNIVERSO;
ADEUS AO TRI;
OTO GLÓRIA FC;
Chacina em CHICAGO – um ex-marinheiro norte-americano mata oito enfermeiras;
A chacina do PEG-PAG carioca;
O novo casamento de BRIGITTE BARDOT;
O drama da rainha FABÍOLA;
O coração não envelhece – FRANK SINATRA; e muitas outras notícias.
Conversando com elementos da Companhia, saindo às vezes para tomar um café, vamos vencer este expediente.
Às 18:35 horas, deixo a 2ª Companhia Independente com o 1º SARGENTO FLÁVIO e SOLDADO PATRÍCIO. Trazem-me até a ÁGUA FRIA, no SIMCA que o FLÁVIO quer vender.
Em casa, assisto com minha esposa REDENÇÃO – O ANJO MARCADO – NINGUÉM CRÊ EM MIM – são novelas do canal 9
A DISCOTECA DO CHACRINHA (canal 9) e UM PASSO ALÉM (canal 4).  
  50 a. dos escritos no dia 22 de julho de 1967 (sábado). ANO 18º - MÊS 1º - DIA 13º - 9 anos e 48 dias na FORÇA PÚBLICA – 220 dias como 1º TENENTE. 2º DIA NO INSPETORIA ADMINISTRATIVA – QUARTEL GENERAL.
Não levanto tarde neste sábado. Procuro colocar em dia este diário. Em meu quarto particular, relato as últimas datas e vejo que minha transferência para o Quartel General é fato consumado. Na INSPETORIA ADMINISTRATIVA, depois dos quinze dias de férias, se a situação perdurar, irei ganhar como capitão, pois deverei assumir a Chefia de um Departamento. Minha saída da 2ª Companhia Independente parece que vem melhorar minha situação. Espero apenas que venha a gostar de trabalhar na IA, órgão fiscalizador das demais Unidades da FORÇA PÚBLICA.
Dona DIRCE vem em casa, contando que, ontem, às 22 horas, entraram em várias residências da RUA ESTRELA (onde ela mora), um sargento e cinco soldados – componentes de uma patrulha volante. Procuravam mulheres e invadiram casas particulares.
Levo dona DIRCE à Delegacia. Apresento-a ao Doutor HILDEBRANDO – delegado de plantão – e o escrivão ARRUDA registra a queixa.
Chove muito. O sábado é feio. Com dona DIRCE, num carro de praça, procuramos o doutor JOÃO RANALI. Não o encontramos. Dona DIRCE leva-me até sua residência e ali venho a saber de maiores detalhes do caso de ontem. O sargento é um tal de RUBENS, vindo recentemente do 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”.
As horas passam. São quase 14 horas quando deixo a residência de dona DIRCE. Rumo agora para VILA GALVÃO.
A CLEIDE espera-me desde às 13 horas. Pouco depois de minha chegada, parto com ela para o dentista. A rua de sua casa está completamente enlameada. Chuvisca ainda e o tempo está péssimo. A CLEIDE coloca uma ponte móvel, provisória, na arcada superior.
Retornamos a seu lar. CLEIDE faz planos para sua viagem à BAHIA, na terça-feira. Parece-me que ela está eufórica com isso. Já arrumou as malas e apenas falta comprar a passagem, o que faremos na segunda-feira.
Nada mais nos interessa neste sábado. Como ela está perto da data de sua viagem, procura ser mais agradável e carinhosa para mim.
  49 a. proclamação de estado de sítio na BOLÍVIA, em 22 de julho de 1968.
  49 a. morre GIOVANNI GUARESCHI, escritor italiano, em 22 de julho de 1968. 
  48 a. FRANCISCO FRANCO designa o PRÍNCIPE JUAN CARLOS DE BOURBON seu sucessor na chefia do Estado espanhol, em 22 de julho de 1969.
  48 a. falece tio RENATO DA SILVA VENTURA, em 22 de julho de 1969. Era irmão de meu pai, MARIO DA SILVA VENTURA, e de tia MANOELA. O SARGENTO RENATO VENTURA é seu filho, como também a ELVIRA, que acompanhou durante muitos anos a minha tia CATARINA (falecida em 2004) e a IVETE. Sua morte, até a presente data, não foi bem esclarecida. Teria sofrido um acidente com uma árvore caindo em cima de seu corpo, num sítio onde era caseiro.
  46 a. falece o Cel. Ref. HÉLIO DE LIMA CARVALHO, em 22 de julho de 1971.
  40 a. solene inauguração das Cortes, nas quais o REI JUAN CARLOS reconhece a soberania do povo espanhol, em 22 de julho de 1977.
  38 a. das seguintes anotações em 22 de julho de 1979: neste domingo, o ambiente em casa é de muita tranqüilidade. O ALBERTO, namorado da MARLENE chega pela manhã. Eles vão almoçar com o JOÃO GOMES e sua esposa GISLEIDE. LUCINDA e eu ficamos num tremendo sossego na tarde e até podemos jogar cartas.
Continuo lendo MILTON – “O PARAÍSO PERDIDO”.
Comemoramos hoje o décimo aniversário do falecimento de meu tio RENATO VENTURA.
  37 a. morre RAFAEL MAYA, poeta e escritor colombiano, em 22 de julho de 1980.
  31 a. vinte e cinco militares são detidos na GUIANA EQUATORIAL, após uma tentativa de golpe de Estado, em 22 de julho de 1986.
  31 a. falece a cantora ELZA LARANJEIRA, em 22 de julho de 1986. 
  30 a. falece o ator RICHARD EGAN, em 22 de julho de 1987. Trabalhou em DEMÉTRIO e OS GLADIADORES.
  30 a. URSS coloca em órbita a nave “SOYUZ TM-3”, em 22 de julho de 1987. Nessa data ainda temos as seguintes colocações: com as provas marcadas para esta semana: DIREITO CONSTITUCIONAL e DIREITO ADMINISTRATIVO amanhã; DEFESA TERRITORIAL, DEFESA INTERNA E DEFESA CIVIL na sexta-feira, não posso me dedicar ao meu diário. O tempo fica restrito aos estudos.
Tenho nesta quarta-feira: SOCIOLOGIA (aulas números 15 e 16). Professor JOAQUIM fala sobre a Desigualdade Social. Conta vários casos da FEBEM, onde trabalha. Ali é, ao seu ver, um autêntico laboratório dessas desigualdades.
PRÁTICA DE ORATORIA – Monsenhor PAIXÃO ensina a entoação. São as suas 13ª e 14ª aulas (faltam 10). O MAJOR PM CASERTANI fala sobre a “bolha áurica” no relacionamento das pessoas. O TENENTE-CORONEL PM NIKOLUK faz uma galhofeira saudação ao suposto presidente da VOLKSWAGEN e seus companheiros vão desopilar o fígado. Muito interessante a sua fala. O TENENTE-CORONEL PM PAULO MACHADO, NEY e eu fazemos a saudação ao novo Comandante do CAES.
Temos ainda as 21ª e 22ª aulas de EDUCAÇÃO FÍSICA. O CORONEL PM CARLOS FUGA vai aprontando as equipes de volibol e futebol de salão para a COPA CAES, a ser disputada em dezembro, entre CSP e CAO-II-87.
Na tarde, no 2º BPChq, converso com o MAJOR PM DÁRCIO, CAPITÃO PM REZENDE e outros oficiais. Fico sabendo que está sendo indicado para comandar o 1º BPChq  (sem comandante efetivo desde que o TENENTE-CORONEL PM TASSO foi promovido a CORONEL), o TENENTE-CORONEL PM AURÉLIO.
Para ilustrar a minha monografia sobre REFÉNS temos mais dois casos: o rapto de um menino de quatro anos e um tenente em CASSILÂNDIA onde três bandidos tomaram uma família como refém, depois de um assalto frustrado. A polícia civil resgatou ilesos os reféns, matando os seqüestradores.       
  27 a. da terceira fuga do ex-PM FLORIVALDO OLIVEIRA, conhecido como "CABO  BRUNO", do PMRG, em 22 de julho de 1990.
  27 a. falece o escritor argentino MANUEL PUIG, em 22 de julho de 1990. Também nessa data (22 de julho) morreu o pianista norte-americano JOE TURNER.
  26 a. Parlamento etíope elege o ex-guerrilheiro MELES ZENAWI para chefe de Estado e de governo, em 22 de julho de 1991.
  25 a. governo e guerrilha de MOÇAMBIQUE anunciam a assinatura de um acordo de paz, após mais de dez anos de guerra civil, em 22 de julho de 1992.
  25 a. da fuga do narcotraficante PABLO ESCOBAR, da prisão de ENVIGADO, na COLÔMBIA, no dia 22 de julho de 1992. PABLO ESCOBAR era o chefe do “cartel” de MEDELLIN. Junto com PABLO fugiram outros nove presos.
  24 a. foguete ARIANE IV é lançado ao espaço, transportando o satélite espanhol de comunicações “HISPASAT 18”, em 22 de julho de 1993.
  23 a. dois garotos de 11 anos são presos pelo assassinato de JAMES BULGER, de dois anos, em LIVERPOOL, na INGLATERRA, no dia 22 de julho de 1994. O corpo do bebê seqüestrado foi encontrado numa linha ferroviária.
  23 a. do assassinato do Prefeito de SÃO ROQUE - JOSÉ ANTÔNIO  SANCHEZ DIAS, em 22 de julho de 1994. 
  19 a. quatrocentas pessoas morrem em inundações causadas por chuvas torrenciais no sul e sudoeste da CHINA, em 22 de julho de 1997. Outras anotações feitas nesta data: é lógico que na AORPM os oficiais comentem a frustrada passeata dos policiais civis e mulheres dos PMs na tarde chuvosa de ontem. Representantes das entidades policiais foram recebidos pelo Secretário adjunto de Segurança Pública, LUIZ ANTÔNIO ALVES DE SOUZA; PELO Secretário adjunto de Administração PAULO BRESSAN, e pelo Chefe de Gabinete da Casa Civil, FLÁVIO PATRÍCIO. O Secretário da Segurança Pública, JOSÉ AFONSO DA SILVA, está licenciado do cargo, em viagem particular à EUROPA. A Comissão de Policiais apresentou uma contra-proposta de reajuste de vencimentos. Os representantes do governo descartaram essa proposta e reafirmaram que as negociações estavam encerradas. Os representantes de 19 associações da Polícia Civil radicalizaram e criaram um comando de greve para organizar uma paralisação em todo o Estado. Está marcada para sexta-feira, dia 25 de julho, uma assembléia para definir se haverá mesmo greve. O ruim da passeata dos policiais foi a infiltração de politiqueiros, procurando aparecer, figurinhas conhecidíssimas da anarquia: VICENTINHO e JOSÉ RAINHA. Usaram essa manifestação para projetar seus nomes e suas idéias. Nada têm a ver com polícia.
OREZ e CRISTIANO vão dar aula na CRUZ AZUL. ELÁDIO e ALEMÃO, sob orientação de ALZENIR, reiniciam a OPERAÇÃO SÃO PAULO.
No MMDC, acerto os últimos detalhes para a missa de amanhã no Monumento Mausoléu. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA ainda se encontra adoentado e está em convalescença em sua residência. Nossa funcionária, dona MARIA, retorna ao serviço. Ela ajudou sua filha, com um rim transplantado, que às vezes assusta com seus problemas de saúde. O CORONEL CANAVÓ fez uma viagem ao RIO e telefona dizendo que já se encontra em SÃO PAULO. Passará mais tarde pela Sociedade.
Encontro um tenente que trabalha num dos bairros afetos ao 19º BPMM – SÃO MATEUS. Como comandei a área leste, me interesso pelos fatos atuais que ele me conta.
Em casa, o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA e seu companheiro constroem os degraus da escada que eles projetaram. Dará acesso à futura construção de um cômodo, cozinha e banheiro em cima da laje de casa.
Os moradores do TATUAPÉ criticaram hoje a decisão do governador MÁRIO COVAS de afastar o TENENTE-CORONEL PM ÉDSON PIMENTA BUENO FILHO do comando do 8º BPMM. Eles querem a volta do oficial, que preocupado com a morte de sete policiais militares em quinze dias, exigiu publicamente coletes à prova de balas, mais armas e aumento do efetivo. Como resposta foi transferido para o CASRJ – CENTRO DE APOIO SOCIAL, RELIGIOSO E JURÍDICO.      
  19 a. falece ALAN SHEPARD, no dia 22 de julho de 1998. Foi o primeiro americano enviado ao espaço em 5 de maio de 1961. Foi também o Cmt. do vôo de 1971 da APOLLO 1.
  19 a. morre ANTÔNIO SAURA, pintor espanhol, em 22 de julho de 1998. Outras anotações nesta data: nesta quarta-feira chega CRISTIANO, que estava fazendo um estágio na BAHIA. Traz consigo o LUZ para um tempo de aprendizado na nossa Instituição, a partir de hoje e que deverá prosseguir até meados de agosto. Deverei lhe dar instruções sobre segurança, problemática dos menores na cidade grande e sobre as drogas. LUZ irá percorrer vários setores da cidade. Converso com o CORONEL PM GUIMARÃES, via fone, nesta manhã, sobre o problema surgido na NOSSA CAIXA-NOSSO BANCO e a entrega de medalhas para os CORONÉIS PM RODRIGUES, ALMEIDA e GERSON REZENDE na solenidade de aniversário da CORREGEDORIA PM em 14 de agosto.
No MMDC, dona MARIA conta-me que o senhor GERALDO FARIA MARCONDES telefonou para o CORONEL ARY CANAVÓ sobre o problema da NOSSA CAIXA-NOSSO BANCO que não libera os trinta mil reais doados pela Secretaria da Cultura por causa da situação do CORONEL CANAVÓ, “sujo” na praça. O CORONEL CANAVÓ não comenta essa situação. Conta que o “CASO REGINA” está se encaminhando para o final. Possivelmente isso irá acontecer em agosto. Hoje o seu advogado tocou nesse assunto. Com uma liminar, dona REGINA quer continuar como conselheira do MMDC, mas não há clima para ela na Sociedade. Aparece o CORONEL PM GUIMARAES no MMDC. O veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA também nos visita. Esfria muito ao cair da tarde.
Em casa, o PM JOAO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR mostra um documento do médico onde lhe dá restrição de uso de farda por trinta dias. Justamente há vinte anos atrás, em 1978, quando ele fazia exames médicos para Realistamento foi declarado INAPTO por ESCOLIOSE BÁSCULA DA BACIA – PÉS CAVOS – DÉFICIT PONDERAL. Naquela época conseguimos o realistamento do PM JOÃO e agora os problemas de saúde se avolumaram. Faleceu o primeiro americano enviado ao espaço – ALAN SHEPARD.
O estudante JOÃO FRANCISCO LONTRA JOBIM, de 19 anos, filho do compositor ANTÔNIO CARLOS JOBIM, morreu no início da madrugada de 22 de julho de 1998, em acidente automobilístico no ATERRO DO FLAMENGO, zona sul do RIO. O rapaz dirigia um PASSAT importado, que saiu da pista, bateu em três árvores e capotou. Ele estava com três colegas. Um deles, ARTUR AUGUSTO DALE FILHO, morreu na hora. JOÃO FRANCISCO JOBIM foi removido com vida, mas morreu a caminho do hospital. Os outros dois sofreram escoriações.   
  18 a. um aficcionado em simuladores de vôo seqüestra um JUMBO 747 da companhia japonesa ANA, com 517 ocupantes, e mata o piloto, quando este se nega a desviar a rota para a base dos EUA, em YOKOTA, em 22 de julho de 1999. Outras anotações nesta quinta-feira: O PAULO CÉSAR está bastante chateado com o roubo de sua motocicleta. Nunca concordei com a compra da moto, compra essa efetuada em 1998 por imposição da LUCINDA, como presente do aniversário dos dezoito anos do neto. Muitas dores de cabeça aconteceram por causa dessa moto que, ontem, foi roubada. O PAULO CÉSAR vai ao Distrito Policial para assinar o Boletim de Ocorrência. O sistema de radiopatrulhamento da PM está atrás dessa moto.
Senhor GERALDO FARIA MARCONDES recebeu, via fone, convite para ir ao Aniversário do COMANDO SUDESTE, amanhã, às 9 horas. Acontece que ele curte um resfriado, em ITAPECERICA DA SERRA. Ligo para o veterano GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e CORONEL EB Ref ATILIANO MARTINS CORREIA. Eles irão representar o MMDC.
Mantenho contato, via fone, com o CORONEL PM LEMES. Precisamos estudar uma data, em princípios de agosto, para a reunião do CONSELHO SUPREMO. O senhor GERALDO FARIA MARCONDES quer que o Comandante Geral, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, presida essa reunião.
Encaminho uma carta para a neta do falecido veterano MARCÍLIO FRANCO. Um batalhão de 32 tinha o seu nome. Ela encaminhou, recentemente, uma placa desse Batalhão, com as assinaturas de vários combatentes.
Também encaminho uma carta para a Senhora MARIA DE LOURDES PICARELLI, veterana de 32, residente em SOCORRO. Ela encaminhou ao MMDC o jornal “O MUNICÍPIO”, com o encarte “A REVOLUÇÃO DE 32”.
Faço um contato com o MAJOR PM ROGÉRIO, da Diretoria de Pessoal – 1, reiterando o encaminhamento dos assentamentos do SUB-TENENTE ANTÔNIO GROSSI, já falecido. A Câmara Municipal de PIRACAIA quer dar o nome do SUBTENENTE GROSSI a uma rua e nos solicitou cópia dos assentamentos.
Compareço à OPERAÇÃO “OSÓRIO” para uma vistoria. Não encontro o comandante. Embarco num lotação, na PRAÇA PRINCESA ISABEL, retornando a GUARULHOS.  
  18 a. da visita do LUZ à AORRPM, onde fez um estágio, em 22 de julho de 1999. Trabalhou no "staff" de aulas sobre segurança no MMDS, bem como prestou serviços de pesquisa na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, até seu afastamento por motivo de ter-se casado. Em julho de 2007, acompanhado do OLIVEIRA, vai para LIVRAMENTO, na BAHIA, a fim de fazer um estágio.   
  17 a. falece URIEL FERNANDES - TELECO - um dos maiores artilheiros da história do CORINTHIANS, em OSASCO, aos 88 anos, no dia 22 de julho de 2000. O paranaense TELECO, irmão de KING, ex–goleiro do SÃO PAULO jogou de 1934 a 1944 no CORINTHIANS, celebrizou a “virada" e marcou 243 gols em 234 partidas. Teve participação decisiva na conquista do tricampeonato em 1937, 1938 e 1939.
  17 a. da transferência para a reserva do TENENTE–CORONEL PM JOÃO CARLOS CUBAS DE ALMEIDA, do CPAM-6, no dia 22 de julho de 2000.
  17 a. do plano  4 831 1834  81  15 3 15 92 20 1, em 22 de julho de 2000.
  17 a. falece o delegado aposentado JOÃO LOCOSELLI, que nos anos 80 foi-me apresentado pelo JOÃO DE DEUS NOGUEIRA. Faleceu em 22 de julho de 2000.

ACONTECEU EM 22 DE JULHO DE 2001 : - DOMINGO
De uma hora para outra cai muito a temperatura em SÃO PAULO. Enfrentando um frio enjoado, faço minha viagem para POÁ. Leio, no ônibus e, depois, no trem, as revistas ISTO É e ÉPOCA. A situação de JADER BARBALHO é insustentável. Esse indivíduo, que enlameou o senado é um grande ladrão do povo. Vem roubando há anos e somente agora é que suas patifarias estão à mostra. Isso demonstra que a política no BRASIL é um antro de canalhas.
Em POÁ, encontro minha mãe se queixando das pernas. Tem dificuldade para fazer o almoço e as dores que sente a deixam profundamente irritada. Leio a minuta de uma carta que ela me pediu para escrever para o NECO. Aprova os termos da mesma. Minha mãe faz uns bolinhos de carne para o almoço, além de carne com batatas e salada de agrião. Conversando com ela, vou comendo além do necessário. Depois, deito e durmo até às 16 horas. O CABO PM RENATO VENTURA mais uma vez vai me levar até a estação. Antes, converso com minha filha MARIZETE e meu neto FELIPE.
Pela COPA MERCOSUL, temos dois jogos pelas quartas de final: MÉXICO 2 x COSTA RICA 0; URUGUAI 2 x CHILE 1. Agora irão fazer uma das semi-finais: MÉXICO x URUGUAI.
O tenista GUSTAVO KUERTEN imitou os pilotos de Fórmula 1 e comemorou o título do ATP DE STUTTGART com champanhe. GUGA provou que joga muito bem no saibro, vencendo com destaque o argentino GUILLERMO CAÑAS. Foi o quinto título do brasileiro neste ano e o 15º da carreira.   

Execução do plano 21 4 y 25 18 –12 - 1543202 194181, 144 153 Q52  2 21 1 15/ (165).
JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA começa a viagem para PERNAMBUCO a fim de ver sua mãe, gravemente enferma. MARLENE aguarda preocupada que tudo isso passe depressa.

Budistas e seguidores de diversas religiões rezaram pela purificação da cidade de SÃO PAULO, hoje à tarde, durante a Cerimônia do FOGO SAGRADO. Realizada pelo segundo ano consecutivo pela Associação Budista OGON SHU, no Clube de Regatas TIETÊ, no BOM RETIRO, a cerimônia reuniu em torno de 500 pessoas e durou 40 minutos.

O frio é intenso nesta noite. No computador, coloco em dia a agenda de julho e jogo algumas partidas de xadrez. Não tenho boa concentração e perco todas.

LAVA DO ETNA SE APROXIMA DE POVOADO E MORADORES REZAM - A lava incandescente do vulcão estava hoje a menos de quatro quilômetros do povoado de NICOLOSI (sul do país). A lava avançou cerca de dois quilômetros nos últimos quatro dias, mas perdeu velocidade nas últimas 48 horas ao atingir um terreno menos inclinado. Durante à noite o monte tremeu, cuspindo lava. Cinco fissuras se abriram no monte e de todas jorra lava. As forças de segurança construíram barricadas de lama para tentar desviar o fluxo de um albergue vazio e estavam prontas para retirar os moradores de suas casas caso seja necessário.

Morre INDRO MONTANELLI, jornalista e historiador italiano.

O exército macedônio e a guerrilha albanesa rompem o cessar fogo, que havia sido conseguido com a mediação da OTAN.

APÓS TRÊS DIAS DE CONFLITOS entre manifestantes e a polícia - que deixaram um ativista morto, cerca de 300 feridos e mais de 200 detidos -, os líderes do GRUPO DOS OITO (G-8) – sete países mais ricos mais a RÚSSIA -  encerraram seu encontro anual, em GÊNOVA, na ITÁLIA, prometendo atrair os países pobres para a economia mundial.



2 002  :  -     SEGUNDA-FEIRA
a EDIÇÃO DO JORNAL DA TARDE neste 22 de julho mostrava que havia filas para ver a suposta imagem de NOSSA SENHORA que havia aparecido no vidro de uma janela em FERRAZ DE VASCONCELOS, na GRANDE SÃO PAULO. Também eram destaques as cartas que GELEIÃO, um dos líderes do PCC, havia mandado para as autoridades, como o governador GERALDO ALCKMIN, nas quais ele havia ofendido os políticos.
DIÁRIO DE SÃO PAULO – SANTA DO VIDRO É VISITADA POR 65 MIL PESSOAS – Neste final de semana a casa em Ferraz de Vasconcelos, onde surgiu a imagem da “santa do vidro”, recebeu milhares de pessoas. Desde o domingo da aparição, dia 14, a casa já foi visitada por cerca de 104 mil fiéis. Para organizar a fila, e garantir a segurança, a guarda municipal trabalhou com um efetivo de 25 homens neste último domingo.
SCHUMACHER CONQUISTA O PENTA PARA ALEMANHA – Não há mais ninguém na frente de MICHAEL SCHUMACHER. Com a vitória ontem no GP da FRANÇA, o alemão conquistou, com seis corridas de antecipação, o seu quinto título na Fórmula 1 e se igualou ao argentino JUAN MANUEL FÂNGIO. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO teve problemas com sua FERRARI e nem chegou a largar.
No MMDS, a pouca vontade de certos oficiais, principalmente OREZ, não resolvendo problemas simples, cria um ar de insatisfação. O MARCONI não arrumou o computador na SALA DE INTELIGÊNCIA e isso impede nossos trabalhos.
Chego à Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 14 horas, encontrando o Coronel MENDES, contente, por ter passado momentos de felicidade com os aniversários da esposa, de um dos filhos, do seu netinho JÚLIO e do nascimento da priminha do JÚLIO, a BIANCA. Logo vamos para uma reunião de extrema importância para realizarmos a posse dos diretores para o triênio 2002/2005.
22 DE JULHO DE 2002–REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
POSSE DA DIRETORIA EXECUTIVA PARA O TRIÊNIO 2002/2005.
O PRESIDENTE, GERALDO FARIA MARCONDES e seu vice, CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES escolhem a seguinte diretoria : -
1º SECRETÁRIO– CORONEL PM Ref MÁRIO FONSECA VENTURA
2º SECRETÁRIO– CAPITÃO Fem. PM MARIA INÊS DE MEDEIROS
1º TESOUREIRO– CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA
2º TESOUREIRO – CORONEL PM JOÃO CLÁUDIO VALÉRIO
DIRETOR DO CERIMONIAL E DA COMUNICAÇÃO SOCIAL – CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES
DIRETORA DO SERVIÇO SOCIAL – doutora MARIA HELENA MARCONDES DE OLIVEIRA SANTOS
DIRETORA DA JUVENTUDE – MARIA EUGÊNIA ADAM MARCONDES MACHADO
DIRETORA DO ARQUIVO HISTÓRICO E BIBLIOTECA – doutora ALEXANDRA FRANGULIS
DIRETOR DO MUSEU HISTÓRICO – OCTÁVIO MARCONDES MACHADO MARCHI
DIRETOR NATO DO MONUMENTO MAUSOLÉU – o comandante da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, Coronel PM JOSÉ FRANCISCO GIANNONI
Empossada a DIRETORIA, passa-se a seguir à discussão sobre a decisão de tomada de posição quanto ao restauro do MONUMENTO–MAUSOLÉU, tendo-se em vista estarmos de posse da minuta do CONTRATO e do PROJETO da reforma do Monumento. Examinados todos os documentos pertinentes, não havendo óbices, a diretoria executiva optou pela realização do restauro sob o patrocínio da NESTLÉ, reforma essa a ser processada pela FARAH SERVICE. O vice–presidente Cel. PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES; o Coronel PM Res GUIMARÃES, secretário das Medalhas; doutora ALEXANDRA FRANGULIS; Coronel PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e eu somos de opinião que o contrato deve ser assinado pelo Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, sem interferência do Palácio do Governo, como quer o Sr. MARCONDES.    
Deixamos o MMDC por volta das 16:45 horas. O Cel. MENDES vive um drama com relação a uma transferência do 1º Tenente ADRIANO, seu genro. Ele servia no CENTRO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS e, na semana passada, foi testemunha de uma ocorrência onde houve mortes. A Polícia Civil, maldosamente, culpou a Polícia Militar pelo fato. A Corregedoria PM esteve examinando o ocorrido e achou por bem optar pela transferência de seis oficiais, entre eles o genro do MENDES. O Tenente ADRIANO foi transferido para o 7º BPMM, Unidade pertencente ao CPAM-1, área CENTRO - SP.
Nesta noite, telefona-me ROMEU CICCONE. Quer saber a posição da Sociedade quanto ao recebimento do COLAR DA CRUZ DE ALVARENGA, do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SOROCABA. Irei estudar isso com o Sr. MARCONDES.
Falamos também sobre a ABERTURA DA EXPOSIÇÃO das peças cedidas pelo MACKENZIE para que permaneçam durante algum tempo no museu da Sociedade, no interior do Monumento–Mausoléu. Essa abertura seria realizada no sábado, dia 3 de agosto.
MORREU a mãe do vice–presidente da República, MARCO MACIEL. Dona CARMEM MACIEL estava com 87 anos e internada no Hospital SANTA JOANA, em RECIFE. Foi vítima de câncer.
SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, 54 anos, foi nomeado pelo secretário–geral da ONU, KOFI ANNAN, como o novo comissário da instituição para os DIREITOS HUMANOS, cargo máximo na defesa dos direitos humanos nas NAÇÕES UNIDAS.
APELOU da decisão da Justiça de São Paulo, que condenou os seis seqüestradores do publicitário WASHINGTON OLIVETTO a dezesseis anos de prisão, o promotor MARCO ANTÔNIO FERREIRA LIMA. Ele pede uma pena de pelo menos vinte anos para cada criminoso e anexou ao recurso fotos que mostram os seqüestradores em hotéis de luxo e passeando de lancha. Quer provar que não houve motivação política no caso, como entendeu a juíza KENARIK BOUJIKIAN FELIPPE, que sentenciou o grupo a penas leves.
GANHOU o Iº Prêmio JORGE AMADO de LITERATURA, criado pelo governo da BAHIA, o escritor e dramaturgo ARIANO SUASSUNA, pelo conjunto de sua obra. Em SALVADOR.
O jogador ZICO assinou contrato de 11 meses para ser técnico da SELEÇÃO JAPONESA por um milhão e quinhentos mil dólares. O brasileiro substitui o francês PHILIPPE TROUSSIER, que ficou no cargo por quatro anos, até seu país ser eliminado da COPA nas oitavas de finais. A primeira tarefa de ZICO será preparar a equipe para enfrentar a CHINA em um amistoso em 22 de agosto, em PEQUIM.
ANUNCIADA a compra, pela PETROBRÁS, da petrolífera PEREZ COMPANC, o segundo maior grupo do setor de energia da ARGENTINA. O controle de 58,6% das ações do conglomerado foi acertado por um bilhão e cento e vinte e cinco milhões de dólares.
O pedido de concordata da empresa de telefonia WORLDCOM na noite do domingo (21), e o lucro abaixo do esperado da BELL SOUTH arrasaram os mercados financeiros mundiais hoje. A BOVESPA teve baixa de 6,53%, chegando a 9.892 pontos, o nível mais baixo desde 19 de agosto de 1999. O dólar subiu 1,26%, negociado a R$ 2,902, a maior cotação do PLANO REAL. A queda foi agravada no BRASIL por rumores sobre ascensão do candidato CIRO GOMES e queda de JOSÉ SERRA.
RENUNCIOU o ministro da Economia do URUGUAI, ALBERTO BENSIÓN, responsabilizado pela crise econômica que deve fazer o PIB do país encolher 7% neste ano. Em MONTEVIDÉU.

22 DE JULHO DE 2003   :   -   TERÇA-FEIRA
Dona ESMERALDA é conduzida ao HOSPITAL GERAL para uma avaliação após a operação que sofreu para corrigir o trincamento do fêmur. LUCINDA levantou por volta das 5 horas para arrumar sua mãe. 
Por volta das 11:50 horas estou chegando no MMDS. Ali se encontra o GESOFATO. Em sua companhia também veio o LECINE, que não conhece SÃO PAULO. Os dois irão estagiar alguns dias na nossa entidade. O GESOFATO estará casando uma filha no próximo sábado, dia 27, e me convida para o evento. VICTÓRIO já fez um planejamento das instruções que lhes serão ministradas.
Passo uma tarde de relativa calma no MMDC. O presidente encontra-se em seu sítio de PARADA DE TAIPAS. Recebemos as visitas de um historiador chamado JOANNES, que queria conversar com o Sr. MARCONDES, e do 1º Tenente HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS. Este oficial representou o MMDC na cidade de JUNDIAÍ e conta como foi a solenidade do NOVE DE JULHO naquele município. Vem propor a Medalha CONSTITUCIONALISTA para o comandante do 11º BPMI, responsável por aquela área.
A presidente do Instituto Histórico e Geográfico, doutora NELLY CANDEIAS, pediu o auxílio da Polícia Militar (ela está sendo ameaçada por um antigo funcionário da Casa), durante a reunião nossa na Associação Comercial, ontem. Telefono ao TENENTE PM ANÍSIO, responsável pelo serviço reservado da área CENTRO e ele irá se entender com a doutora NELLY.
Retornando para casa, LUCINDA conta que sua mãe passou pelo médico, na parte da manhã e que ela está se recuperando bem da operação.
Procuradores e promotores de Justiça estaduais, militares e trabalhistas decidiram hoje fazer greve de 5 a 12 de agosto contra a reforma da Previdência, seguindo o exemplo dos juízes. A adesão foi acompanhada de aumento de pressão do governo e da cúpula do Judiciário, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do BRASIL e até da CUT para evitar a paralisação. “Ilegal”, “inadequado” e “imaturo” foram adjetivos usados por diversas autoridades, referindo-se ao movimento e sugerindo que ele seja substituído por negociação.
A GENERAL MOTORS demitiu hoje 450 dos 8.500 funcionários da fábrica de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS e pode demitir mais 150 amanhã, caso não haja acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos. Enquanto os cortes eram anunciados, os metalúrgicos da VOLKSWAGEN em SÃO BERNARDO faziam assembléia e decidiam “entrar em guerra” caso haja transferências forçadas para a AUTOVISÃO, empresa criada pela VOLKS para absorver o excedente de 3 933 trabalhadores, sendo 55% no ABC e 45% na fábrica de TAUBATÉ. Na assembléia, cerca de 12 mil trabalhadores decidiram, se necessário, resistir às mudanças pretendidas pela VOLKS. “Vai haver uma guerra como a empresa nunca viu”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, JOSÉ LOPES TEIJÓO. “Iniciaremos um processo de luta cuja dimensão e o tamanho ela não sabe”.
Enquanto lavava seu CORSA, em frente à sua casa, em DIADEMA, o estudante de turismo CARLOS AUGUSTO FRACASSO DE BARROS, 22 anos, foi atingido por vários tiros. Os pais saíram correndo para socorrê-lo. À mãe, então, ele revelou o suposto assassino: “Foi o MILLER”, afirmou. Familiares e policiais concluíram que ele se referia ao vendedor MILLER PEREIRA DE SOUZA, 21 anos, seu amigo há pelo menos dez anos, segundo o que parentes relataram a policiais militares. MILLER foi preso em seguida. O crime ocorreu às 19:20 horas de ontem, na rua SANTIAGO, JARDIM DAS NAÇÕES. Duas testemunhas contaram à polícia que os tiros disparados contra o universitário partiram de dentro de um ESCORT cinza. Mas uma película nos vidros impediu que os atiradores fossem vistos. O carro do acusado também é um ESCORT cinza, mas SOUZA nega a autoria do crime.
A FUNDAÇÃO ABRINQ, ONG pela defesa dos direitos da criança e do adolescente, tem um novo presidente. Nesta terça-feira, o advogado e consultor de empresas RUBENS NAVES assumiu o cargo, que pertencia ao empresário HÉLIO MATTAR. NAVES se disse disposto a contribuir para influenciar ainda mais as políticas no âmbito dos direitos humanos.
INDICADOS ao Prêmio GRAMMY LATINO a apresentadora XUXA, os cantores ALEXANDRE PIRES e FERNANDA PORTO e o trio musical TRIBALISTAS, formado por MARISA MONTE, CARLINHOS BROWN e ARNALDO ANTUNES. XUXA concorre como melhor álbum infantil e ALEXANDRE PIRES e TRIBALISTAS disputam a categoria melhor CD. PIRES também concorre ao título de melhor cantor pop latino e o hit JÁ SEI NAMORAR, dos TRIBALISTAS, ao de melhor música. FERNANDA PORTO disputa o prêmio da cantora revelação. Em MIAMI.
No mais importante triunfo dos EUA no IRAQUE desde a tomada de BAGDÁ, em 9 de abril, uma operação especial resultou na morte dos dois filhos do ex-presidente iraquiano SADDAM HUSSEIN, QUSAY e UDAY – respectivamente nº 2 e nº 3 na lista das 55 figuras mais procuradas do antigo regime. Depois da indicação de um informante – que deverá receber recompensa de trinta milhões de dólares – cerca de 200 homens cercaram a luxuosa mansão de um primo de SADDAM, em MOSSUL, no norte do País. Houve tiroteio por cerca de seis horas, e no final quatro corpos foram encontrados: os de UDAY e QUSAY, o de um adolescente e o de um guarda-costas. A arrogância, os escândalos e a paranóia tornaram UDAY HUSSEIN tristemente famoso, e a conseqüência foi que, preparado para substituir o pai, este resolveu fazer de QUSAY seu sucessor. De QUSAY pouco se sabe. Parecia uma pessoa calma, embora muitos o considerassem mais perigoso que o irmão.
Um pequeno incêndio atingiu hoje o terceiro e último andar da TORRE EIFFEL, em PARIS, o mais popular monumento da FRANÇA. Ninguém se feriu, mas a polícia teve de retirar cerca de três mil turistas que visitavam a torre. O fogo foi causado por um curto-circuito. A TORRE EIFFEL ficará interditada até a noite de amanhã.
PRESO o falsificador do ossário de TIAGO, ODED GOLAN, que ficou famoso ao anunciar a descoberta de uma urna milenar que continha a inscrição “TIAGO, IRMÃO DE JESUS”. Cientistas israelenses confirmaram em junho que os escritos em aramaico foram acrescentados recentemente e encontraram materiais de perfuração na casa de GOLAN. Em JERUSALÉM.
DOOU UM RIM para uma pessoa desconhecida o milionário ZELL KRAVINSKY, de 48 anos, um ano após ter doado metade de sua fortuna (seis milhões e duzentos mil dólares) para uma entidade filantrópica. KRAVINSKY apenas exigiu que a pessoa beneficiada fosse negra e pobre. Ele é branco. EM FILADÉLFIA. 
CIRURGIÕES de CINGAPURA separaram nesta terça-feira duas irmãs siamesas de quatro meses. Elas são coreanas. Estavam ligadas pela parte inferior da coluna vertebral.
Pelo menos 700 pessoas morreram nos últimos dias em MONRÓVIA em meio à luta entre milicianos rebeldes e tropas fiéis ao governo do presidente liberiano, CHARLES TAYLOR. Somente na segunda-feira, dia 21, morreram cerca de 100 civis nos bombardeios rebeldes ao centro de MONRÓVIA.

2 004  :   - QUINTA-FEIRA 
A minha visita a CARNIDE, ontem, resultou numa gripe. Com coriza e garganta irritada, vou para SÃO PAULO por volta das 11 horas. Desta vez, na AORPM, convido o CORONEL HERMES CRUZ e o CORONEL EDILBERTO para a reunião na TRATORIA DA CONCHETTA, na próxima quarta-feira, às 18 horas, quando iremos discutir o assunto TÚNEL NOVE DE JULHO. Ali, converso com os CORONÉIS EDUARDO MONTEIRO e IRAHY VIEIRA CATALANO e também os Tenentes-Coronéis MOACYR e AMORIM, todos reformados, que estão reunidos na Associação. Almoço com: VICTÓRIO, AMÉRICO e RONALDO. Telefono para o ROMAGNOLI, convidando-o para a reunião do dia 28. Também mantenho contato com o WÁLTER TAVERNA, proprietário da TRATORIA, a fim de estudar o que iremos discutir na quarta-feira.
Passo depois na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a fim de buscar o documento da OAB, assinado pelo presidente LUIZ FLÁVIO D´URSO, dando-nos o total apoio na luta pela restauração do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO. A tarde é tremendamente fria. Com gripe, retorno a GUARULHOS, não fazendo uma viagem agradável, naturalmente.

O estudante DANIEL DE ANDRADE GOMES DOS SANTOS, de 14 anos, caiu na tarde numa tubulação de esgoto da SABESP, no PARQUE NOVO MUNDO. Ele estava correndo atrás de uma pipa e não notou que o fosso estava sem tampa. Os bombeiros acreditam que o garoto tenha sido levado pelas águas e consideram remotas as chances de encontrá-lo com vida. Até às 23 horas as buscas continuavam.

CORONEL É PRESO POR EXTORSÃO. Um tenente-coronel da reserva, apostilado como CORONEL, foi preso em flagrante hoje à tarde, acusado de extorquir um candidato à prefeitura de COTIA, na Avenida MARQUÊS DE SÃO VICENTE. Há pelo menos três meses, o Cel Res HILEN CARDOSO DE ARAÚJO, 52 anos, tentava extorquir o empresário JOSÉ CABOCLO NETO, 51 anos. De acordo com o delegado-titular do município de COTIA, JOSÉ APARECIDO SANCHES SEVERO, HILEN se apresentou como LUIZ ANTÔNIO. Ele afirmou ter um dossiê com informações que poderiam destruir a campanha de CABOCLO à Prefeitura de COTIA. Os documentos comprometedores estariam em um guarda-volumes no Aeroporto de Congonhas. O valor exigido para a entrega do documento foi de um milhão e meio de reais. Desconfiado, no último dia 16 o empresário gravou a negociação e entregou a fita à Polícia Civil da cidade. Foi registrado então um boletim de ocorrência. Os investigadores começaram a monitorar as ligações feitas por HILEN ao celular do candidato. Hoje, eles combinaram se encontrar, às 10 horas, no estacionamento do Banco do BRASIL da avenida MARQUÊS DE SÃO VICENTE. A vítima levaria uma mala preta com parte do valor inicial. Quando HILEN chegou ao local, em seu GOL prata, desconfiou que o empresário não estivesse sozinho. Ligou no seu celular e exigiu um novo encontro, às 13:30 horas, na mesma avenida, só que no estacionamento do Tribunal Regional do Trabalho. Lá, no horário combinado, CABOCLO NETO entregou a pasta ao acusado. Nesse momento, policiais o prenderam em flagrante. Ele ainda tentou fugir com a mala, mas foi capturado. No final da tarde, a polícia foi ao guarda-volumes do aeroporto e descobriu que na pasta havia apenas recortes antigos de jornais. HILEN foi levado para o PRESÍDIO DA POLÍCIA MILITAR “ROMÃO GOMES”.
O Cel HILEN nasceu em 15 de janeiro de 1952. Entrou para a PMESP em 14 de agosto de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 24 de maio de 1980; Capitão – 24 de maio de 1987; Major – 24 de maio de 1995; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1999. PASSOU PARA A RESERVA em 8 de fevereiro de 2003.

A cantora RITA LEE foi internada no hospital ALBERT EINSTEIN, nesta noite, por estresse agudo. RITA LEE cancelou um show que faria em SALVADOR, às 21 horas, para promover o CD “BALACOBACO”. Esta é a segunda vez neste ano que RITA LEE é internada pelo mesmo motivo. Em fevereiro, a cantora também cancelou um show que faria no CANECÃO, no RIO. Ela passou mal, horas antes de subir ao palco e seu médico recomendou repouso absoluto. Em 10 de junho, RITA LEE também cancelou um show no ESPÍRITO SANTO, sendo que naquela vez ela também estaria hospitalizada, submetendo-se a uma lipoaspiração. Os fãs da cantora estão preocupados.

CAIU um helicóptero S-76 da empresa BHS, que presta serviços à PETROBRÁS na região da BACIA DE CAMPOS. Das onze pessoas a bordo, cinco foram resgatadas com vida. Até a noite da sexta-feira, equipes de resgate ainda faziam buscas no local. No litoral de MACAÉ, no RIO DE JANEIRO.

ESCOLHIDA para o cargo de reitora da Universidade do VALE DO RIO DOCE a professora INGUELORE SCHEUNEMANN. Pela primeira vez no País, houve processo seletivo aberto para reitor de uma universidade. Concorreram 51 acadêmicos de várias instituições, e INGUELORE foi selecionada por um comitê, em GOVERNADOR VALADARES.

LEILOADA por 34.375 dólares a bola que o astro inglês DAVID BECKHAM, de 29 anos, chutou para a torcida em cobrança de pênalti na EUROCOPA. Ela foi arrematada por uma colecionadora canadense.

SANCIONADA a lei americana que estimula o desenvolvimento de antídotos contra armas químicas e biológicas, em WASHINGTON.

SACHA DISTEL, cantor e violonista francês, morreu hoje no sul da FRANÇA, aos 71 anos, segundo a agência CHARLEY MAROUANI. Ele começou a tocar violão aos 15 anos e chegou a apresentar-se com nomes importantes do jazz, entre eles DIZZY GILLESPIE e LIONEL HAMPTON. Teve curta carreira de ator e chegou a fazer pontas em filmes de LOUIS MALLE. DISTEL teve um caso com BRIGITTE BARDOT no começo dos anos 1960, mas também com JEANNE MOREAU e PETULA CLARK. Poucos sabem que esse grande conquistador, depois dessa época, permaneceu casado mais de 40 anos e até sua morte com a mesma mulher, FRANCINE BREAUD, uma antiga campeã de esqui, com quem teve dois filhos, JULIEN e LAURENT. Na década de ouro de 1960, SACHA DISTEL viveu intensamente as noites de SAINT GERMAIN, marcadas pelas presenças da musa do existencialismo, JULIETTE GRECO, mas também acompanhando a norte-americana SARA VAUGHAN. Nada foi divulgado sobre o funeral.

O compositor JERRY GOLDSMITH, autor das trilhas sonoras de clássicos do cinema e da TV como “PLANETA DOS MACACOS” e “OS WALTONS”, morreu de câncer, hoje, enquanto dormia, aos 75 anos. GOLDSMITH foi indicado 17 vezes ao OSCAR, tendo vencido somente em 1976, por “A PROFECIA”. Entre seus principais trabalhos estão as músicas de “O AGENTE DA UNCLE”, “INSTINTO SELVAGEM”, “CHINATOWN” e “JORNADA NAS ESTRELAS-O FILME”.

O comandante JAMES HEWITT, ex-amante da princesa DIANA, foi preso hoje à noite em LONDRES, por posse de cocaína. Depois de passar a noite na cadeia, ele pagou fiança e foi liberado. HEWITT foi solto juntamente com a mulher, a apresentadora de TV, ALISSON BELL, ex-namorada do príncipe EDWARD. ALISSON foi acusada de dar a cocaína a HEWITT. Com 46 anos e reformado do Exército, HEWITT deve voltar a se apresentar à polícia em setembro. Se ele e a mulher forem considerados culpados, podem ser condenados a sete anos de prisão. O casal foi preso num conhecido bar do bairro de CHELSEA, sudoeste de LONDRES. Testemunhas disseram que HEWITT estava “muito bêbado” e que “mal conseguia ficar em pé” quando foi preso.

Trinta e seis pessoas morreram no descarrilamento de um trem no noroeste da TURQUIA, hoje. A composição, um modelo moderno capaz de viajar duas vezes mais rápido que um trem comum, rumava da cidade de ISTAMBUL para ANCARA, capital da TURQUIA, e estava lotado, com 234 passageiros a bordo. Inicialmente, as autoridades do país haviam falado em 140 mortos. Cerca de 60 pessoas ficaram feridas. Quatro dos cinco vagões tombaram.

Colocados lado a lado em um quarto escuro, sete motoristas de caminhão estrangeiros pediram por suas vidas em uma fita de vídeo gravada por militantes no IRAQUE. Três indianos, três quenianos e um egípcio foram seqüestrados no início desta semana por um grupo rebelde que ameaçou matá-los se a empresa kuwaitiana para a qual trabalham não abandonar o país árabe. O grupo promete decapitar um refém a cada três dias.

FALECEU o “bandleader” JEAN-BAPTISTE “ILLINOIS” JACQUET, aos 81 anos, em sua casa, no QUEENS, NOVA YORK. Era considerado a essência do estilo “TEXAS TENOR” no jazz (embora tenha nascido em BROUSSARD, na LUISIANA, e se estabelecido em HOUSTON, TEXAS, na adolescência). Foi ele quem fez a ponte entre o jazz swing e o rhythm and blues, e deixou discípulos como ARNET COBB e BUDDY TATE. JACQUET esteve no BRASIL em 2003  com uma big band, tocando no TIM FESTIVAL. Ele se apresentou na mesma noite de LUIZ AVELLAR e do TERENCE BLANCHARD´S BOUNCE. No dia 21 de maio recebeu o título honorário de doutor das artes musicais pelo JUILLIARD SCHOOL OF MUSIC. Nascido de uma mãe índia e um pai de origem creole, JACQUET tornou-se nos anos 50 e 60, um dos pilares da COUNT BASIE AT NEWPORT (VERVE, 1957). Tocou também na orquestra JAZZ AT THE  PHILLARMONIC, de NORMAN GRANZ. No RIO, durante o TIM FESTIVAL, ele tocou sentado no centro do palco, como um bandleader cansado. Fazia 81 anos naquela noite (21 de maio) e teve cantoria de aniversário. No programa, homenageou TOM JOBIM com QUIET NIGHTS (CORCOVADO) e NO MORE BLUES (CHEGA DE SAUDADE) e incluiu a belíssima BLUE AND SENTIMENTAL.        

2 005   :    -   SEXTA-FEIRA
Estréia hoje “remake” do clássico infantil “A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE”. Quem já passou dos 20 anos provavelmente guarda na memória doces lembranças do filme que marcou gerações. O grande segredo: tornar real o que parecia permear apenas o mundo imaginário das crianças. Nada menos que uma fábrica cheia de magia, que produz chocolate. O primeiro filme foi lançado em 1971, com direção de MEL STUART (que desde os anos 1980 não fez muita coisa) e protagonizado pelo ator cômico GENE WILDER. Mais de 30 anos depois. TIM BURTON – que tem uma atração especial por filmes de fábulas (como “PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS”) – arregaçou as mangas para criar sua versão de “A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATES”.
Chamou JOHNNY DEPP – com quem já trabalhou várias vezes, inclusive no também fantástico EDWARD MÃOS DE TESOURA (1990) – para dar vida ao moderno WILLY WONKA. Escolheu o prodígio FREDDIE HIGHMORE (que atuara com DEPP no recente “EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA”) para interpretar CHARLIE, o menino pobre que sonha em entrar na misteriosa fábrica. E contou com o apoio de FELICITY DAHL, mulher de ROALD DAHL, autor do livro “A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE”, morto em 1990. A história que originou os filmes foi lançada em 1964, vendeu 13 milhões de exemplares e foi traduzida para 32 idiomas.
A fórmula do sucesso estava pronta: JOHNNY DEPP + livro infantil fenômeno de vendas + chocolate. Não tinha muito como errar a mão. Assim, BURTON assumiu o comando do filme que ressuscita as fantasias dos adultos e promete dar asas à imaginação das crianças.
Com 192 cópias espalhadas pelo BRASIL, “A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE” conta a história de CHARLIE, um menino pobre e meigo que vive com os pais e os avós num casebre nas redondezas da fábrica de WILLY WONKA. O misterioso lugar – que há quinze anos não abre suas portas – instiga a imaginação do garoto. Até que WONKA anuncia que receberá na fábrica as cinco crianças que encontrarem o convite dourado escondido na embalagem de suas barras de chocolate. CHARLIE acha o último deles e, com outras quatro crianças, mais a companhia de seu avô (DAVID KELLY), segue fábrica adentro para realizar seu sonho. Do lado de lá do muro, além de um mundo colorido e achocolatado, o menino encontra um homem perturbado. Diferentemente do primeiro filme, lembranças da infância problemática de WONKA explicam sua devoção aos doces e seus distanciamento do resto do mundo. O homem encontra em CHARLIE um plano B para sua vida de reclusão. E, décadas depois, o clássico continua sendo um clássico.
    
O Comandante Militar do Sudeste sentir-se-á honrado com a presença de V. Exª / V. Sª na solenidade militar em comemoração ao 58º aniversário de criação deste Comando.
DATA: 22 de julho de 2005
LOCAL: Quartel-General do IBIRAPUERA
                 Avenida Sgt MÁRIO KOZEL FILHO, 222
HORÁRIO: 10:00 horas
CORDIALMENTE,
Gen Ex LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO
Comandante Militar do Sudeste

MUSEU DA ENERGIA – CASARÃO S. DUMONT

Anos antes de ser tomado por uma depressão e se suicidar em 23 de julho de 1932 – ao saber que seu invento seria usado para fins bélicos – o pai da aviação ALBERTO SANTOS DUMONT costumava visitar o irmão mais velho, HENRIQUE, no suntuoso casarão amarelo, construído em 1890, na esquina das alamedas CLEVELAND e NOTHMANN, no bairro dos CAMPOS ELÍSEOS. Entre os anos de 1927 e 1951, o mesmo casarão abrigou o COLÉGIO STANFFORD. Dez anos depois foi desapropriado e abandonado nos anos 1990, foi invadido por moradores de rua. Restaurado, o suntuoso imóvel é agora a sede do MUSEU DA ENERGIA de SÃO PAULO. Recuperadas, as 12 salas apresentam uma exposição com antigos objetos movidos a energia, como ferros de passar, máquina de lavar e uma caixa com TV, rádio e vitrola, típica dos anos 1950. Paralelamente à mostra, a história da restauração também é exposta: o museu possui ainda painéis com fotos e exibe um filme sobre o processo de recuperação do prédio. Pode-se apreciar a pintura, os pisos originais, além de uma foto de 1905, tirada em frente ao casarão, com os membros da família SANTOS DUMONT. Estão ali os irmãos HENRIQUE e ALBERTO com seus carros, máquinas também pioneiras na cidade.

Melhora bem a temperatura. Já não se precisa andar de agasalho. Chego tarde no MMDS. CRISTIANO, AMÉRICO e RONALDO estão me esperando. VICTÓRIO cuida da administração. RAFAEL, como mais novo, cuida das anotações. Durante um bom tempo, discutimos assuntos sérios relacionados com política, segurança, corrupção e terrorismo. São notícias alarmantes de jornais que estão chamando a nossa atenção, pois nas nossas aulas somos sabatinos acerca do que está acontecendo no País.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC sou informado que o CORONEL PM Res RICARDO JACOB está entusiasmado com o cargo de tesoureiro e já esteve na Entidade para se inteirar do que ele precisa fazer. Depois, por telefone, conversa comigo. Quer indicar um 2º tesoureiro e, se possível, até um terceiro, a fim de que se possa deslanchar nesse sentido, ou seja, reerguer a Sociedade, financeiramente falando.
A CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS também me telefona. Na área Leste ela entrou em contato com uma indústria que quer se filiar ao MMDC, como pessoa jurídica. Isso é algo que sonhamos há anos e que até agora não conseguimos levar para frente. Podemos pensar seriamente nesse sentido, pois o estatuto atual comporta esse tipo de associado.
Nosso presidente esteve no COMANDO SUDESTE, pela manhã. Por telefone, conta-me a acolhida que ele teve, julgando oportuna sua presença nesse evento. Hoje não poderá vir ao MMDC. Levou ao seu conhecimento o que está acontecendo na Sociedade, principalmente quanto ao novo tesoureiro. Depois ligamos para o FERNANDO LOPES DAVID, encarregado da auditoria, e se combina uma reunião dele com o CORONEL PM Res RICARDO JACOB, a fim de estudar a melhor forma de cuidar das finanças da Sociedade. Na segunda-feira, por volta das 14 horas, estarão eles, juntamente com o presidente, reunidos.
Mas nem tudo é agradável nesta tarde. As funcionárias levam ao meu conhecimento alguns atos irregulares do ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, que mostram certa apreensão para o futuro. Tomou certas liberdades com a advogada JANAÍNA e, através contato telefônico, ela me conta certos episódios não condizentes com a sanidade do nosso diretor de Comunicação Social. Tento conversar, via fone, com ele, propenso mesmo a tomar uma atitude severa pelo seu comportamento não adequado. Mas apenas fica um recado na secretária eletrônica para ligar mais tarde para mim.
O presidente fica sabendo disso tudo, através de telefonema meu. Deixa a meu cargo as medidas saneadoras para que fatos lamentáveis como os que já aconteceram não voltem a se repetir.

Durante a noite, por volta das 19:30 horas, o ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM liga-me. Falo das queixas que hoje fizeram a seu respeito. Ele é muito evasivo. Vai até PORTUGAL, ESPANHA, fala de pessoas que conheceu ou conhece, não conseguindo ser objetivo. Chega a acusar as pessoas da própria Sociedade, além de ofender a própria irmã, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. Fica o recado de seu comportamento inconveniente e vamos ver daqui para a frente o que irá acontecer. O CARLOS é um sujeito muito complicado.

Telefona-me o desembargador ROBERTO VALLIM BELLOCCHI, 4º Vice-Presidente de Justiça do Estado de SÃO PAULO, filho do ex-combatente RÔMULO BELLOCCHI. Diz que anos passados tentou levar os restos mortais de seu pai para o Monumento-Mausoléu e não conseguiu. Vamos ver se poderemos fazer isso em 2006. Cumprimenta-nos também pela solenidade no IBIRAPUERA, no dia 9 de julho deste ano. Promete nos visitar no MMDC na semana que vem.
 
Um caminhão dos bombeiros de DIADEMA, na Grande SÃO PAULO, pegou fogo hoje à tarde, quando apagava o incêndio de um ônibus articulado. O acidente aconteceu na avenida EDUARDO RAMOS ESQUIEL, próximo à VIA ANCHIETA. Segundo os bombeiros, o caminhão enguiçou quando era usado para apagar as chamas do ônibus. Parte do combustível vazou do tanque do ônibus e chegou até o caminhão. As chamas alcançaram o combustível e destruíram o carro dos bombeiros. O ônibus também foi destruído.

Em tom exaltado, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA acusou hoje a “elite brasileira” de querer atingi-lo com as denúncias de corrupção que se acumulam contra os membros de seu governo. Depois de enumerar realizações de sua gestão, LULA disse que “está para nascer quem possa discutir ética com ele e avisou”: “Não vai ser a elite brasileira que vai fazer eu (sic) baixar a minha cabeça”. O pronunciamento encerrou solenidade marcada pelo tom de comício, realizada na Refinaria DUQUE DE CAXIAS (REDUC), no RIO. LULA acusou oposicionistas de torcerem para as coisas não darem certo e reclamou: “Fico vendo as pessoas falarem e penso: mas não é possível que haja gente que tenha tanta irresponsabilidade com o País”. Antes, o presidente do Sindicato dos Petroleiros da REDUC, SIMÃO ZANARDI, havia lido uma moção de solidariedade ao governo LULA, repudiando “qualquer atitude golpista daqueles que são contrários à construção de um governo que fortaleça a classe trabalhadora e o povo brasileiro”. LULA também havia se emocionado com o discurso de JOSÉ EDUARDO DUTRA, que deixou hoje a presidência da PETROBRÁS.

A CPI DOS CORREIOS descobriu que o empresário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA, temendo bloqueio judicial, esvaziou suas contas bancárias, que até há pouco tempo tinham saldos milionários. No BANCO DO BRASIL, por exemplo, ele tem agora apenas 72 centavos.

O ex-secretário do PT, SÍLVIO PEREIRA, pediu hoje sua desfiliação do partido, antecipando-se à expulsão, que era dada como certa. SÍLVIO ganhou um jipe do vice-presidente de uma empresa. “Cometi um erro. Não me esconderei sob o manto da hipocrisia”. O presidente da comissão de ética, DANILO DE CAMARGO, disse que o processo está encerrado e que as investigações poderão seguir nos planos civil e criminal. Antes de se desligar do partido para não ser expulso, SÍLVIO conversou com alguns amigos e chegou à conclusão que não havia outra coisa a fazer, por ter cometido uma transgressão ética. “Estou assumindo os meus erros e vou poupar o partido de fazer um processo interno”, disse ele. SÍLVIO foi às lágrimas durante telefonema em que seu interlocutor perguntou se tudo estava bem. Respondeu que as coisas não estavam nada bem, disse que está sendo muito pressionado e que não tinha condições emocionais de continuar a responder a tantas perguntas. “Eu não agüento mais ser inquirido. Falo sobre tudo, mas pega leve”, afirmou SÍLVIO. Em nota oficial, a GDK se eximiu de responsabilidade sobre a negociação do veículo. “Ele tem que devolver para o CÉSAR. A GDK não tem nada com a transação. Até agora ele não havia procurado meu cliente para devolver o carro”, disse o advogado MARTIM DE ALMEIDA SAMPAIO.

Ao assumir o Ministério das CIDADES, MÁRCIO FORTES se defendeu hoje da acusação de irregularidades no processo comandado por ele de contratação de uma empresa de informática, quando respondia pela Secretaria Executiva da Agricultura, no governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

O deputado federal JOSÉ MENTOR admitiu hoje que seu escritório de advocacia recebeu dois cheques no valor de 60 mil reais cada um da empresa do publicitário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA, acusado de ser o operador do suposto esquema de pagamento de mesada pelo Governo Federal para deputados da base aliada. MENTOR afirma que o dinheiro foi o pagamento por “serviços jurídicos” prestados para ROGÉRIO TOLENTINO, que é sócio de VALÉRIO. O deputado foi relator da CPI DO BANESTADO, que investigou evasão de divisas e lavagem de dinheiro. O BANCO RURAL, no qual VALÉRIO tem contas, foi investigado por aquela CPI.
 
A Justiça decretou hoje a prisão temporária de GABY BOULOS de 27 anos, reconhecido por foto por uma menina de 12 anos como o homem que abusou sexualmente dela na noite de quarta-feira, na região do MORUMBI. O colega da menina, que com ela fazia malabares em um farol no dia do crime, também reconheceu o suspeito, segundo a polícia. Até o final da tarde, BOULOS era considerado um homem procurado. Ele deverá responder a inquérito pela suspeita de prática de atentado violento ao pudor, seqüestro e cárcere privado. Uma advogada, mãe de BOULOS, disse que o filho ficou toda a noite em sua casa. Ela não permitiu que ele fosse levado à delegacia, diz a polícia. Segundo um assessor do escritório MORAES PITOMBO E PEDROSO, cujos advogados representam a família de BOULOS, o PEUGEOT cinza onde a menina disse ter sido violentada, foi levado às 17 horas para o Instituto de Criminalística, onde foi periciado. O delegado ANTÔNIO DE SOUZA, titular do 34º Distrito Policial (MORUMBI) ouviu hoje o depoimento de dois manobristas do restaurante chinês TOM HOI. Eles confirmaram à polícia que viram a vítima descer de um PEUGEOT cinza e a socorreram em seguida. De acordo com o diretor do Departamento de Inquéritos Policiais da Capital, ANTÔNIO CHAVES MARTINS FONTES, a garota disse em seu depoimento, que o rapaz a machucou durante o atentado. Os atos teriam ocorrido tanto dentro como fora do veículo, segundo o diretor. FONTES explicou que, hoje de madrugada, a polícia pediu a prisão temporária do suspeito, que foi indeferida. “O juiz alegou que apenas os depoimentos das crianças eram indícios insuficientes”, disse. Pela manhã, a polícia, por meio do nome do suspeito, conseguiu levantar o prontuário dele junto ao DETRAN, onde havia uma foto de BOULOS. As duas crianças que afirmaram ter entrado no veículo do suspeito foram levadas para a delegacia e reconheceram a imagem da fotografia como sendo o motorista do PEUGEOT que teria abusado sexualmente da menina. Segundo MARTINS FONTES, o laudo para saber se a garota foi vítima de abuso sexual estará pronto na próxima segunda-feira.

O traficante LUIZ FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR, ficará por pelo menos três meses na sede da Superintendência Federal, em BRASÍLIA. O criminoso deve permanecer lá até que sejam concluídas as obras de construção do primeiro presídio de segurança máxima federal, em CAMPO GRANDE (MS), Centro-Oeste do país, para onde deve ser transferido. Às 11:30 horas, BEIRA-MAR deixou a penitenciária de segurança máxima de PRESIDENTE BERNARDES, onde cumpria pena desde 2003 em Regime Disciplinar Diferenciado – em megaoperação, que contou com avião e dois helicópteros. BEIRA-MAR deixou o presídio num carro sob forte escolta da Polícia Federal. Ele foi levado até um aeroporto da região e embarcou num avião, acompanhado de quatro agentes do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, com destino ao hangar da PF o aeroporto de BRASÍLIA. Já na Capital Federal, BEIRA-MAR foi transportado de helicóptero até a Superintendência da PF. Uma segunda aeronave foi usada para escoltar o helicóptero em que viajou o bandido, que se tornou o mais conhecido traficante do país e foi preso na COLÔMBIA em 2001.  O criminoso saiu do regime de isolamento por decisão da Justiça e após o surgimento de um plano para resgatá-lo. O período previsto em lei para permanência no RDD é de 360 dias. BEIRA-MAR era mantido há mais de dois anos em PRESIDENTE BERNARDES. BEIRA-MAR está numa cela individual na sede da PF e será monitorado 24 horas por dia pelo circuito interno de vídeo e por policiais federais, sem direito a visitas íntimas. Ele deve permanecer lá até o final do ano e só será transferido após a conclusão da obra de um dos cinco presídios federais de segurança máxima.  Segundo as advogadas do bandido, o traficante comemorou sua transferência para o DF. As defensoras vão pedir à Justiça que ele seja transferido para BANGU, no RIO, onde BEIRA-MAR foi condenado.

Por causa de um acidente de trânsito com danos “irrisórios”, o secretário da Segurança Pública de SÃO PAULO, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, envolveu-se em discussão com a professora do Instituto de Física da USP, AMÉLIA IMPÉRIO HAMBÚRGUER, de 73 anos. Segundo descrição de uma pessoa presente à cena, durante mais de meia hora ABREU FILHO teria tentado pressioná-la para que pagasse os supostos prejuízos. Como seus argumentos não a convenciam, chamou a Polícia Militar – que chegou com várias viaturas à PRAÇA PANAMERICANA, no ALTO DE PINHEIROS -, e fez o boletim de ocorrência lá mesmo. A Secretaria da Segurança Pública afirmou hoje, em nota oficial, que “não houve desrespeito” à professora da USP. Segundo a Secretaria, “foi feito o que determina a lei”. A confusão envolvendo o secretário e a professora aconteceu na manhã de um sábado escaldante de março, nas imediações de um supermercado da PRAÇA PANAMERICANA, mas que até agora vinha sendo mantida em sigilo. Conforme uma pessoa que esteve com a professora após o episódio, ela ficou traumatizada e evita conversar sobre o assunto mesmo com pessoas mais próximas.

A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS está completa, com suas quarenta vagas preenchidas, como não acontecia há quase uma década. O cientista político HÉLIO JAGUARIBE tomou posse da cadeira número 11, antes ocupada por CELSO FURTADO. Ele assume com duas propostas para a casa de MACHADO DE ASSIS: “Buscar uma sociedade voltada para as coisas do espírito e não para o consumo intransitivo e uma nova formulação do nacionalismo que se imponha diante da globalização”, disse JAGUARIBE que assumiu a cadeira hoje.

Hoje ELTON MEDEIROS acordou um ano mais velho, mas não deu a menor pelota para isso. “Detesto comemorar aniversário. Nunca gostei. Nem quando era garoto”. Festa, porém, vai ter. Com cinco dias de atraso, mas vai ter: quarta-feira próxima, dia 27, na bela casa de show ESTRELA DA LAPA, no bairro boêmio carioca que lhe deu o nome. Será uma tripla celebração: dos 75 anos de ELTON, dos 40 anos do ZICACARTOLA (misto de restaurante e casa de samba montado por CARTOLA e sua mulher, dona ZICA) e do centenário de ISMAEL SILVA. Nenhuma na data certa. Se o aniversário do compositor é hoje – justo no mesmo dia, aliás, em que cantavam “happy birthday to you” para dois outros grandes artistas do século passado, o pintor EDWARD HOPPER e o escultor ALEXANDER CALDER – o do ZICARTOLA já passou faz tempo: cerca de dois anos. O centenário de ISMAEL (morto em 1978) é mesmo em 2005, só que daqui a dois meses. ELTON não apenas faz jus a tudo que de bom a vida lhe deu nos primeiros 75 anos, como o samba que afinal batizou o disco BEM QUE MERECI não é uma autocongratulação. É a confissão de um castigo, merecida punição amorosa por ter investido demais numa mulher sem nome e desnaturada, a mais recente DALILA do harém eltoniano – se bem que inventada pelo seu fraternal parceiro PAULINHO DA VIOLA. ELTON compôs a música e a despachou para PAULINHO com um bilhete: “Viu como eu sou homem? ELTON já fez música com PLAULO VANZOLINI, EDUARDO GUDIN e ROBERTO RIPERTI e outras gerações e estilos (CACASO, TOM ZÉ, CARLINHOS VERGUEIRO, REGINA WERNECK), mas PAULINHO continua sendo a sua extensão mais completa. Conheceram-se no ZICARTOLA, quando PAULINHO desabrochava como autor e cantor, e até hoje só se separaram geograficamente, quando o príncipe portelense mudou-se da zona sul (BOTAFOGO) da cidade para a zona oeste (BARRA DA TIJUCA). A música MASCARADA é inteirinha de ELTON,  a letra é dele e de ZÉ KÉTI, em cima de uma história vivida pelo segundo. Diz ELTON nos seus 75 anos: “Eu vi muita coisa. Está na hora de ir embora. Ir embora? É, ir embora, partir desta. Já vivi o bastante. Sou um cidadão do século XX. Não tenho nada a ver com o século XXI”.

Nasceu LUÍZA, filha de CÍNTIA OLIVEIRA e do ator LÚCIO MAURO FILHO, na MATERNIDADE PERINATAL, no RIO DE JANEIRO.

O FBI descobriu quarta-feira, dia 20, na fronteira com o CANADÁ um túnel construído para contrabandear maconha para os EUA. Três canadenses foram detidos. Com 110 metros de comprimento e até 3 metros de altura, o “narcotúnel” entre a província canadense de COLÚMBIA BRITÂNICA e o Estado americano de WASHINGTON levou um ano para ser construído. Ficou pronto no início de julho.

O general cambojano TA MOK, conhecido como “O AÇOUGUEIRO” e último líder do KHMER VERMELHO, foi internado hoje com sérios problemas de saúde. TA MOK, de 79 anos, está preso à espera de um julgamento desde 1999. Estima-se que o genocídio comandado pelo KMER, que governou o CAMBOJA de 1975 a 1979, tenha deixado dois milhões de mortos. POL POT, líder do KHMER, morreu em 1998, em prisão domiciliar.
       
A explosão de sete carros-bomba lançados contra lojas e hotéis matou 49 pessoas e deixou mais de 200 feridos nos balneários egípcios de SHARM AL-SHEIK e NAAMA BAY, na Península do SINAI. As explosões ocorreram com poucos minutos de intervalo, perto do velho mercado de SHARM EL-SHEIK, próximo ao bazar turístico de NAAMA BAY e diante dos hotéis GHAZALA GARDENS e MOEVENPICK. Entre as vítimas há egípcios e turistas da INGLATERRA, RÚSSIA, HOLANDA e CATAR, entre outros países.

O mundo esperava uma reação exemplar das autoridades de segurança de LONDRES às tentativas de atentados da última quinta-feira. Mas pouca gente esperava as cenas da manhã desta sexta-feira na estação de metrô STOCKWELL, bairro do sul da capital inglesa: um policial à paisana matou um homem que estaria ligado às ações terroristas frustradas em três trens e num ônibus um dia antes. O suspeito, morto num vagão do metrô, fugia dos agentes, numa perseguição iniciada em ruas próximas à estação. Sem dar muitas explicações, a polícia declarou que o homem não estava entre os quatro que realizaram os atentados de ontem. Na versão oficial, o homem recusou-se a parar quando abordado por policiais, mas a presença de agentes à paisana reforçou a idéia de uma operação maior de inteligência. Sua execução pelos policiais sugeriu também que ele poderia ser um suicida disposto a explodir.

2 006    :   -    SÁBADO
Os jornais destacam em várias páginas as condenações sofridas por SUZANE VON RICHTHOFEN e os irmãos CRAVINHOS, após cinco dias de julgamento. Leio os jornais O ESTADO DE SÃO PAULO, AGORA, DIÁRIO DE SÃO PAULO e JORNAL DA TARDE, pela manhã. Depois, no computador, digito as principais notícias de ontem.         

Morreu o arquiteto LAURO DA COSTA LIMA, aos 89 anos. Era formado pela turma de 1941 do MACKENZIE. Inovador de conceitos arquitetônicos projetou, construiu e incorporou inúmeras obras, destacando-se a sede do CITYBANK, na Avenida IPIRANGA; o Edifício VILA NORMANDA, ao lado do Edifício ITÁLIA, no local do antigo Hotel  VILA NORMANDA; modificou o perfil da praia do ITARARÉ, em SÃO VICENTE, incorporando oito edifícios, onde se destacou o projeto do MARAÚ; projetou e construiu grande parte do complexo industrial da CIA GESSY, em VALINHOS, empresa na época pertencente a familiares de sua mulher; projetou e construiu as sedes do SÃO PAULO GOLF CLUB, da Sociedade Hípica Paulista e a parte esportiva da Sociedade Harmonia de Tênis, entre inúmeras obras habitacionais e industriais. 

GIANFRANCESCO SIGFRIDO BENEDETTO GUARNIERI. Nasceu em MILÃO (ITÁLIA) no dia 8 de agosto de 1934. Faleceu no final da tarde deste sábado, vítima de insuficiência renal. Personalidades do teatro que lamentaram a morte de GUARNIERI: “A bruxa está solta”, disse a atriz FERNANDA MONTENEGRO sobre a morte do dramaturgo e ator, na mesma semana em que as artes cênicas brasileiras perderam o ator RAUL CORTEZ. GUARNIERI morreu aos 71 anos, internado no Hospital SÍRIO-LIBANÊS desde o dia 2 de junho de 2006. Ele estava sedado desde quinta-feira, dia 20 de julho. Está indo embora toda uma geração de ouro e não há reposição de peças. FERNANDA disse que trabalhou junto, fizeram BLACK-TIE, teleteatros, novelas. “Meu DEUS, tivemos um reencontro emocionante em BELÍSSIMA. Mesmo doente ele era um menino no palco, tocava a platéia no coração. Além de um grande ator, era um homem de ação política, visão social e um amigo e tanto”. NICETE BRUNO assim se expressou: “Trabalhamos muito na TV, tanto eu como o PAULO (GOULART) tínhamos uma amizade e uma admiração muito grande por ele. Nossos filhos cresceram juntos, brincavam juntos. Perdemos um homem de valores extraordinários, tão grandiosos que ficarão para sempre em nossa memória”. Disse ZÉ RENATO, dramaturgo: “Com as mortes de GUARNIERI e RAUL (CORTEZ), todo um tempo se acaba. E esse tempo que desaparece a gente nunca mais vai recuperar. GUARNIERI deu uma imensa contribuição de vida, de trabalho e de dedicação. É um momento muito triste”. JOÃO BATISTA DE ANDRADE, cineasta e secretário de Estado da Cultura, se expressou assim: “Lamento profundamente. São duas perdas tristes, dolorosas para a Cultura, a dele e a do RAUL CORTEZ. GUARNIERI tem um significado imenso para a cultura brasileira, ajudou a criar toda uma geração, ensinou a pensar, a reformular idéias no TEATRO DE ARENA. Eu o dirigi em dois filmes, ETERNA ESPERANÇA (1969) e A PRÓXIMA VÍTIMA (1982). A Secretaria da Cultura vai criar uma manifestação para reverenciar esses dois atores, GUARNIERI e CORTEZ”. O dramaturgo BENEDITO RUY BARBOSA disse: “Ele é o grande responsável por eu ter iniciado minha carreira de dramaturgo. Ele me incentivou a escrever minha primeira peça e quando foi assisti-la, invadiu o palco e puxou os aplausos da platéia pra uma das cenas. Até então eu era um jornalista que tinha cinco empregos para me manter. O GUARNIERI era assim, uma inspiração. Fez duas participações especialíssimas em novelas minhas (TERRA NOSTRA e ESPERANÇA) mas já estava doente”. ESTHER GÓES assim se pronunciou: “Que pena. Estava no auge da sua vitalidade. Ele ajudou a me formar, no ARENA. Eu era do teatro infantil, e aprendi muito. Há interpretações que marcam o teatro, como o RENATO BORGHI no REI DA VELA. E o TARTUFO de GUARNIERI. Eu disse isso a ele, foi inesquecível, deslumbrante. Ele deu vida real, credibilidade absoluta ao personagem. Não quis fazer a comédia, embora tivesse o recurso para fazer a blague. Ele e RAUL eram corajosos. Falta gente como eles, que não verga”. BETE MENDES disse: “Grande amigo, grande talento, grande companheiro político, tinha uma sensibilidade incrível. Sua obra é uma referência para o teatro brasileiro. Fiz a MARIA no filme ELES NÃO USAM BLACK-TIE, um presente que ele e o LEON HIRSZMAN me deram”. MILTON GONÇALVES, ator, falou: “Foi um dos primeiros espectadores da minha vida artística e companheiro há 50 anos. Tinha um projeto para o BRASIL e acreditava na palavra como instrumento da mudança. Foi meu amigo, meu mestre e, às vezes, meu aluno”.
Depois do estrondoso sucesso de BLACK-TIE, nunca mais parou. GIMBA, A SEMENTE, PONTO DE PARTIDA, O FILHO DO CÃO, MARTA SARÉ, CASTRO ALVES PEDE PASSAGEM, ARENA CONTA ZUMBI e ARENA CONTA TIRADENTES e UM GRITO PARADO NO AR. Foram muitas as peças em que ele também integrava o elenco, sempre em boas atuações. E não só no teatro. GUARNIERI integra aquela geração de atores que ajudou a televisão a dar os seus primeiros passos, seja no GRANDE TEATRO TUPI, ou nas primeiras novelas. Quem viu jamais esquecerá o personagem TONHO DA LUA, o maluquinho da novela MULHERES DE AREIA, mais tarde regravada na Rede GLOBO. Igualmente inesquecível foi o JEJÊ, o trambiqueiro da novela CAMBALACHO. GUARNIERI casou-se pela primeira vez em 1958, com CECÍLIA THOMPSON, com quem teve dois filhos, FLÁVIO e PAULO GUARNIERI, ambos atores. Com sua companheira dos últimos 35 anos, VANYA SANT´ANNA, teve mais três filhos – CLÁUDIO e MARIANA GUARNIERI, que também seguiriam a carreira teatral – e FERNANDO HENRIQUE. O ator tinha sete netos.
Principais atuações na TV: O TERCEIRO PECADO, (1968), como ALEXANDRE; A MURALHA (1968) como LEONEL; O MEU PÉ DE LARANJA LIMA (1970), como ARIOVALDO; MULHERES DE AREIA (1973), como TONHO DA LUA; OS INOCENTES (1974) como CHICO; ÉRAMOS SEIS (1977), como JÚLIO; SOL DE VERÃO (1982), como CAETANO; VEREDA TROPICAL (1984), como JAMIL; CAMBALACHO (1986) como JERÔNIMO “JEJÊ” MACHADO; MANDALA (1987), como TÚLIO SILVEIRA; QUE REI SOU EU? (1989), como KING PETRUS II; RAINHA DA SUCATA (1990), como SALDANHA; MUNDO DA LUA (1991), como VÔ ORLANDO; INCIDENTE EM ANTARES (1994, minissérie), como PUDIM DE CACHAÇA; A PRÓXIMA VÍTIMA (1995), como ELISEU GIARDINI; MEU PÉ DE LARANJA LIMA (1998), como MANOEL; TERRA NOSTRA (1999), como GIULIO ESPLENDORE; ESPERANÇA (2002) como PELLEGRINI; METAMORPHOSES (2004), como DOUTOR EUGÊNIO; BELÍSSIMA (2006) como PEPPE.

A defesa de SUZANE VON RICHTHOFEN estuda a possibilidade de entrar com recurso para tentar diminuir a pena de 39 anos de reclusão e 6 meses de detenção, em regime integralmente fechado, pelas mortes dos pais dela. Um dos recursos possíveis, se for aceito, pode tirá-la da cadeia em três ou quatro anos.

O vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, recebeu alta hoje do Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, onde passou por uma cirurgia de retirada de um sarcoma, tumor maligno localizado no abdômen, na última terça-feira, dia 18. De acordo com o médico RAUL CUTAIT, um dos responsáveis pela cirurgia, ALENCAR está “muito bem” e o tratamento ainda não foi decidido. Dentro de três ou quatro dias, conforme o próprio vice-presidente, ele voltará ao hospital para tirar os pontos e ser informado sobre a seqüência do tratamento.    

Um barco de madeira afundou hoje à tarde na Represa BILLINGS, em SÃO BERNARDO, no ABC, matando afogadas sete crianças. O grupo foi levado para um passeio no lago pelo ambulante JOSÉ DA SILVA FILHO. Em estado precário, a embarcação não resistiu e afundou em uma área da represa que tem dez metros de profundidade, sob o olhar desesperado dos familiares. Duas crianças foram salvas e levadas para um hospital de DIADEMA. O ambulante foi autuado em flagrante por homicídio culposo.

Na volta do atacante TEVEZ, o CORINTHIANS só empatou com o FORTALEZA por 2 a 2, hoje, no MORUMBI, sob vaias da torcida. O argentino, ao marcar o segundo gol, fez gestos mandando a torcida parar de vaiar. O técnico GENINHO, xingado, continua.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, em seu primeiro comício como candidato à reeleição, atacou hoje os “preconceituosos que estão cada vez mais irritados, transmitindo ódio, falando as maiores sandices, sem provar nada”. Ele disse, em BRASÍLIA TEIMOSA, no RECIFE, que não responderá “ao jogo rasteiro que alguns adversários fazem”. “Até porque alguns que me acusam deveriam lavar a boca com lisoforme”. LULA fez um discurso de cerca de 50 minutos. Falou de realizações de seu governo, inclusive de projetos que ainda estão no papel. Disse não estar preocupado com pesquisas eleitorais e insistiu em que não “baixará o nível de campanha”. “Respeito é bom, gostamos de dar e de receber. É assim que educamos nossos filhos. Se eles (rivais) não agem assim, vocês podem ter certeza que não aceitaremos que determinadas pessoas me chamem de desonesto”, afirmou. “Quero governar o BRASIL mais quatro anos”. 

A aviação israelense bombardeou hoje torres de transmissão de TVs no centro e norte do LÍBANO e tomou o controle de um povoado libanês perto da fronteira de ISRAEL. Nas primeiras horas do domingo (horário local), lançou bombas em pelo menos sete partes da capital, BEIRUTE, numa tentativa de isolar áreas ligadas ao HEZBOLLAH. Houve bombardeios ainda em SIDON, no sul do país, atingindo um prédio religioso xiita. Pelo menos quatro libaneses morreram e mais de dez ficaram feridos. O ataque às torres atingiu a principal emissora privada, a LBC, a TV FUTURO e a AL-MANAR, do grupo xiita libanês HEZBOLLAH, além de várias rádios. Um empregado da LBC morreu e dois franceses que estavam nas imediações ficaram feridos. As transmissões foram afetadas temporariamente. Bombas danificaram retransmissores da telefonia celular, que deixou de funcionar no norte do país. Na fronteira, tropas de ISRAEL apoiadas por tanques entraram em confronto com HEZBOLLAH e ocuparam o povoado de MAROUN AL-RAS a 8 km da fronteira, desalojando os militantes do grupo. Também entraram na vila de MARWAHIN. 

Em 1973, PIERRE REY publicou seu livro O GREGO, que virou filme de  J. LEE THOMPSON com ANTHONY QUINN (O MAGNATA GREGO). Autor de romances ambientados no jet set e de um livro que possui valor de testemunho – MINHA TEMPORADA COM LACAN, sobre os dez anos em que fez análise com JACQUES LACAN – REY morreu neste sábado, em PARIS, de câncer. Tinha 76 anos.

2 007    :     -     DOMINGO
OPINIÃO DO DIÁRIO DE SÃO PAULO
O governo teve três reações distintas na maior tragédia da aviação comercial brasileira. A cúpula do poder se manteve em silêncio da noite do acidente, na terça, ao pronunciamento do presidente, anteontem. Em circunstâncias como essa, nota oficial é nada. Foi entendida como descaso. Mas é preferível traduzir por desnorteamento – apesar de 10 meses de apagão aéreo.
Outra reação foi a atitude desrespeitosa do assessor especial da Presidência, MARCO AURÉLIO GARCIA e um auxiliar, BRUNO GASPAR, surpreendidos por um cinegrafista da TV GLOBO. Os gestos de GARCIA e GASPAR expressaram a posição de indivíduos preocupados só com possíveis perdas e lucros políticos do governo diante da notícia de que havia um problema mecânico no avião. O presidente LULA pelo menos foi sensato: “Não importa discutir causas. A responsabilidade pela solução dos problemas é do governo, e disso não podemos fugir”.
Embora com atraso de meses, o governo começou a reagir à crise do apagão aéreo. Após mobilizar o Conselho de Aviação Civil (CONAC), o comandante da Aeronáutica, presidentes da ANAC e INFRAERO, entre outros, LULA foi ao ar para se solidarizar com os familiares das vítimas e anunciar as primeiras medidas tomadas por causa do acidente de CONGONHAS.
Descongestionar este aeroporto de SÃO PAULO é medida correta. Rever a malha aérea, também. O governo também acerta ao comprometer-se a abrir espaço para a iniciativa privada na construção e operação de aeroportos. Um deles já pode ser o anunciado anteontem por LULA para SÃO PAULO. Nada porém está garantido. Pois LULA precisa ter gerentes para fazer acontecer aquilo que anunciou.

Manhã de leitura: jornais O ESTADO DE SÃO PAULO, DIÁRIO DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE e AGORA. Depois, assisto a corrida de FÓRMULA 1 DA ALEMANHA.
Não poderia ter sido outro o desfecho de uma corrida confusa como o GP DA EUROPA, disputado hoje. A prova, realizada com pista molhada no começo, seca no meio e molhada de novo no fim, foi vencida pelo espanhol FERNANDO ALONSO, da McLAREN, que a poucas voltas do fim, ultrapassou o brasileiro FELIPE MASSA, da FERRARI. Os dois se tocaram durante a ultrapassagem e, pouco antes da cerimônia da premiação, protagonizaram um forte bate-boca.
ALONSO acusou o brasileiro de provocar o toque para tentar tirá-lo da pista. MASSA não gostou e foi tirar satisfações com o rival. A discussão, curiosamente, aconteceu em italiano. Alguns minutos depois, já durante a entrevista coletiva obrigatória dos três primeiros colocados, ALONSO quis colocar panos quentes na briga e pediu desculpas ao brasileiro.  Só que MASSA não aceitou de bom grado as desculpas do adversário, que, ao que parece, já virou inimigo.
A corrida de NÜRBURGRING foi complicada desde o início. Por causa da forte chuva, seis pilotos saíram da pista nas primeiras voltas, entre eles LEWIS HAMILTON, da McLAREN, o líder do campeonato. O inglês, que chegou a correr o risco de não disputar a prova por causa de um forte acidente sofrido ontem, continuou na disputa, mas teve uma prova cheia de problemas e terminou apenas em nono lugar. Foi a primeira vez que HAMILTON não conseguiu marcar pontos em sua trajetória na F 1.
Após algumas voltas com a presença na pista do carro de segurança, o asfalto secou e MASSA assumiu a ponta, seguido por ALONSO e pelo finlandês KIMI RAIKKONEN, da FERRARI. O brasileiro manteve-se na liderança com segurança e, apesar de ter sempre o espanhol por perto, parecia correr para uma vitória tranqüila. O abandono de RAIKKONEN, por causa de problemas eletrônicos em seu carro também foi uma notícia muito boa para MASSA.
A paz do brasileiro, no entanto, acabou a poucas voltas do fim. Foi quando a chuva voltou a cair sobre NÜRBRURGRING. Todos foram aos boxes para trocar os pneus e, depois das paradas, o carro de ALONSO passou a render muito mais do que o de MASSA. A ultrapassagem parecia inevitável, e foi mesmo. O toque da discórdia não impediu a vitória de ALONSO e o brasileiro teve de se contentar com o segundo lugar. A maior surpresa da corrida foi a presença do australiano MARK WEBBER, de RED BULL, na terceira colocação. RUBENS BARRICHELLO, da HONDA, foi o 11º.
HAMILTON segue na liderança do Mundial, com 70 pontos. ALONSO tem 68 e MASSA, o terceiro, chegou hoje a 59 pontos, sete a mais do que RAIKKONEN o quarto colocado.

O GRÊMIO venceu o FLAMENGO por 1 a 0. O resultado foi suficiente para colocar os rubro-negros na última posição do Campeonato Brasileiro. No retorno dos ex-paranaístas CAIO JÚNIOR e PIERRE À VILA CAPANEMA, o PALMEIRAS não se deu bem e caiu diante do PARANÁ por 1 a 0, gol de MÁRCIO CARECA. O resultado de hoje fez o PALMEIRAS perder a invencibilidade de cinco jogos e também levou a equipe a sofrer uma queda brusca na tabela de classificação. OUTROS RESULTADOS: SPORT 3 x BOTAFOGO 3; CRUZEIRO 1 x SÃO PAULO 2; SANTOS 3 x FIGUEIRENSE 1; CORINTHIANS 0 x NÁUTICO 3; FLUMINENSE 3 x GOIÁS O.

A missa em memória das vítimas da tragédia do vôo JJ 3054, realizada hoje pela manhã, na CATEDRAL DA SÉ, foi marcada pela comoção e revolta. Cerca de 3 mil estiveram presentes na celebração, que durou uma hora e meia. Os familiares dos mortos, levados ao local em ônibus alugados pela TAM, sentaram-se próximos. Durante toda a cerimônia, se abraçaram inúmeras vezes e choraram bastante. Muitos, como os familiares da professora gaúcha ÉLIDA MARIA DEMBINSKI, de 54 anos, sentados na primeira fila, vestiam camisetas com a imagem do parente estampada. Outros levaram fotos para colocar no altar. No início da celebração, foi lido o nome de cada uma das vítimas. Os presentes aplaudiram.
A emoção foi tanta que TEREZA MALISZEWSKI, mãe de KATIANE LIMA, uma das passageiras do avião, chegou a passar mal. Ela teve que ser atendida fora da igreja. O governador JOSÉ SERRA chegou a anunciar que iria, mas não apareceu. Segundo o secretário estadual de Justiça, LUIZ ANTÔNIO MARREY, que o representou na cerimônia, SERRA ainda está de luto em razão da morte de sua mãe, ocorrida na sexta-feira. O prefeito GILBERTO KASSAB esteve presente. Nenhuma autoridade ligada ao governo federal, responsável pelo Aeroporto de CONGONHAS, compareceu à missa.

O judô do BRASIL conquistou hoje mais quatro medalhas, uma delas de ouro, mas dirigentes brasileiros e cubanos se pegaram a tapas na arquibancada. Em quadra, houve briga na final do handebol masculino, entre BRASIL e ARGENTINA. Os brasileiros ganharam o ouro e a vaga para PEQUIM. O nadador CÉSAR CIELO FILHO ganhou medalha de ouro nos 50 metros livre, apenas 2 décimos de segundo atrás do recorde mundial. Principal nome de CUBA no PAN, o boxeador GUILLERMO RIGONDEAUX desertou.

Eleito o melhor levantador no último campeonato da Liga Mundial de Vôlei Masculino, o jogador RICARDINHO foi cortado da seleção brasileira pelo técnico BERNADINHO, neste domingo. Os motivos para o corte não foram explicados. O técnico chamou seu filho BRUNINHO para ocupar a vaga.

A família de JEAN CHARLES DE MENEZES, brasileiro morto por engano em LONDRES por uma equipe de policiais à paisana em 22 de julho de 2005, lembrou no fim de semana que passou o segundo aniversário da morte do jovem. Parentes colocaram uma imagem gigante do eletricista, acompanhada da frase: “Dois anos sem justiça” em frente ao Parlamento britânico.
“Continuamos esperando que se faça justiça e voltaremos a esse local todo ano até que o caso esteja resolvido”, disse PATRÍCIA ARMANI DA SILVA, uma das primas da vítima, que participou de uma vigília na estação de metrô de STOCKWELL, onde o eletricista mineiro perdeu a vida.   

O ator alemão ULRICH MÜHE, consagrado internacionalmente com o longa “A VIDA DOS OUTROS”, vencedor do último OSCAR de melhor filme estrangeiro, morreu aos 54 anos de câncer, conforme divulgou sua família. O ator morreu neste domingo, em WALDBECK, na SAXÔNIA-ANHALT, e será enterrado no dia 25, em cerimônia particular. Nascido na antiga ALEMANHA OCIDENTAL, MÜHE teve uma carreira artística clássica, com papéis dramáticos como na peça “EGMONT”, de GOETHE, no DEUTSCHE THEATER de BERLIM  e chegou a participar da polêmica sátira sobre HITLER, “MEIN FÜHRER”, de HELGE SCHNEIDER. A fama internacional veio com o OSCAR. 

Venceu as eleições parlamentares na TURQUIA o partido islâmico AKP. A agremiação conquistou mais da metade das cadeiras do Parlamento. Sua vitória pode interromper o processo de secularização da TURQUIA, iniciado em 1923. Conservador nos costumes, o partido islâmico se comprometeu a continuar as reformas na economia e negociar a integração com a UNIÃO EUROPÉIAL. Em ANCARA.

2 008     :      -       TERÇA-FEIRA
NEM SEMPRE É POSSÍVEL GANHAR, HÁ MOMENTOS EM QUE SE DEVE FAZER CONCESSÕES QUE, NA PRÁTICA, CONSTITUEM VERDADEIRAS PERDAS. PORÉM, NEM SEMPRE É POSSÍVEL GANHAR. FAÇA AS CONCESSÕES TENDO EM VISTA SUA RECUPERAÇÃO FUTURA.

LUCINDA conversa comigo sobre a festa que ela e a SORAYA estão planejando fazer para os aniversários do PAULO CÉSAR (28 anos) e IAGO (seis anos). Eles aniversariam no mesmo dia, 25 de julho. Fiquei até altas horas da madrugada a espera do “PROGRAMA DO JÔ”, a fim de assistir a entrevista com GINO STRUFFALDI e OSVALDO DIANA. Isso faz com que levante tarde. Mesmo assim dá para ler o “DIÁRIO DE SÃO PAULO” e digitalizar alguma coisa das minhas memórias.
Na HEMEROTECA VENTURA o JOÃO continua “caprichando” na estante “9 DE JULHO”. Diz ele que nesta semana encerrará o seu trabalho. Daí vai começar o meu, ou seja, colocar na estante toda a coleção de jornais de 2000 para cá.

Almoço com os oficiais do MMDS. Comentamos a morte de DERCY GONÇALVES e o velório que está sendo realizado na sua terra natal, onde será enterrada hoje.
Recebo um telefonema do PARANÁ, ARAPONGAS. Dona VERA diz que seu pai, russo, naturalizado polonês, chegou ao BRASIL em 1929, desembarcando no RIO DE JANEIRO. Na Revolução de 1932 lutou no RIO GRANDE DO SUL. MIGUEL ou MICHEL WIERENKVICS ou ZIERENKVICS foi voluntário constitucionalista. Quer ela qualquer documento que comprove sua participação na Revolução.
Outra pessoa que me procura hoje é dona LÚCIA REZENDE BRAGA. Filha de JUDITH RESENDE BRAGA (faleceu no dia 30 de maio de 2008), quer a Pensão Especial que seu pai, ex-combatente de 32, deixou para sua mãe. O nome de JOSE PEARKE BRAGA aparece num livro de 1933, escrito por CÂNDIDA DE BRITO, “VIVA SÃO PAULO”, onde figura como prisioneiro da ILHA GRANDE. Há também uma reportagem no jornal “O ESTADO” de julho de 1972, onde ele é citado. O veterano morreu em 3 de setembro de 1976.
CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO telefona-me. Quer saber se a Ata da Assembléia Geral Extraordinária de 5 de junho já foi entregue. Confirmo que o CORONEL PM Ref HERMES CRUZ a levou pessoalmente. Pede-me uma cópia.

Nesta noite, lendo as mensagens pela Internet, vejo que repercutiu muito bem a participação do GINO e do OSVALDO DIANA no PROGRAMA DO JÔ.
Esta é a mensagem do Presidente do Conselho Deliberativo CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA
Caros amigos,
A noite passada fui dormir depois das duas da manhã. Foi por boa causa: não quis perder a entrevista do Gino e do Osvaldo no conhecido programa do Jô. Valeu a pena. Os nossos amigos tiveram uma participação calorosa, digna, emocionante e, muito importante, bem-humorada. Deram uma lição de vida. Lamentavelmente, como quase sempre, o âncora do programa, cujo ego é maior do que o estúdio onde se gravam as entrevistas, fez de tudo para estragar o evento. Cortou a palavra dos entrevistados, desfocou o assunto e até tentou enredá-los em pseudochistes nitidamente chulos. Por exemplo, quando Osvaldo Diana referiu-se à "montanha dos carrapatos". No entanto, os nossos queridos veteranos de tudo saíram-se elegantemente. A tal ponto cativaram a platéia, que houve, ao final, lamentos dos presentes pelo fim da entrevista, que de todos prendera a atenção. Faço especial referência também às simpáticas, ainda que breves, aparições da esposa do Gino, da filha do Osvaldo (sempre fiéis escudeiras) e do nosso Carlos Romagnoli.
Meu caloroso abraço aos nosso "meninos", quase centenários. Conviver com vocês é, para mim, um presente de Deus.
PAES DE LIRA
O ALDO STRUFFALDI, filho do GINO, recebeu a seguinte mensagem:
Caro Aldo,
Valeu ficar acordado até as duas da madrugada. Foi um belo quadro, certamente o melhor entre todos apresentados pelo Jô Soares. Tiro o chapéu para a vitalidade e a memória do seu Pai. Lembrar de uma radiograma transmitido a 78 anos atrás é fato digno de constar nos anais do Guiness Book. O Cap Gino Struffaldi é um grande personagem da história do Brasil, haja vista as incontáveis condecorações recebidas. Pelo horário da apresentação, certamente não teve a merecida audiência, como a dos medíocres programas do chamado horário nobre.
Por gentileza, transmita a ele a minha satisfação pelo prazer de tê-lo conhecido.
Um grande abraço,
Costa Pereira
Por volta das 22:30 horas, o GINO faz uma ligação para mim. Diz que recebeu um telefonema do GENERAL EUCLYDES BUENO a respeito do estado de saúde do Senhor GERALDO FARIA MARCONDES. O general está muito pessimista. Acha ele que a situação do Sr MARCONDES é muito precária. Encontra-se novamente na UTI. O GINO quer que eu transmita ao CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA essa notícia. Acontece que o JAIRO não atende o telefone. Fica apenas uma mensagem na secretária eletrônica.
Recebo uma mensagem de ALEXANDRE CASTILHO, neto de dona DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA, nos seguintes termos:
Caríssimo Cel. Ventura, Vou organizar este email por assunto:
1. Boletins.
Estive lendo o material (boletins e ordem do dia) e fiquei muito entusiasmado. Impressionante esse tesouro que a sociedade tem em mãos. Confesso que é muito mais extenso do que podia haver imaginado, mas já começamos o processo de "scanear". Fique tranqüilo porque assim que esse processo for concluído esse material será devolvido de forma organizada e nas mesmas condições, além do material digital que será fornecido à sociedade.
2. Almoço.
Essa semana estarei no Brasil (infelizmente viajo na outra) e gostaria de convidá-lo para almoçar.
3. Núcleo Morumbi.
Estou tentando agendar com as pessoas que irão compor o núcleo Morumbi para fazer a assembléia e oficializar o núcleo. Ainda assim, estive repassando o estatuto que elaborei para o núcleo (feito com base no que o senhor me forneceu) e procedi algumas alterações susbtanciais com o intuito de não engessar e gostaria de discutir contigo a respeito. Lembro de nossa última conversa a respeito de como os núcleos estão organizados e, hoje, creio que a melhor solução seria basear-se no núcleo de São Miguel Paulista. Mas para que não exista uma independência penso em criar o conselho adjunto que será composto por membros da sociedade veteranos de 32 MMDC e pensei no senhor para presidir o conselho.
4. Entrevista.
Gostei muito da entrevista dos Cap. Gino e do CMDO. Oswaldo Diana. Os dois foram de uma simpatia ímpar. Pena que o apresentador não estava à altura dos convidados e fez alguns  comentários inoportunos.
5. Compra de material.
Tenho adquirido muito material de 32 ou alusivo a 32 de antiquários, feiras e também pela internet (de colecionadores). Pois penso que no futuro o núcleo Morumbi possa ter um local para exposição de um acervo permanente. Enquanto caminhamos nesta direção gostaria de deixar esse material no museu Maria Soldado. É possível? Um grande abraço,
Alexandre Rudge Castilho
O CORINTHIANS não sabe mais o que é vencer. Já são três jogos seguidos sem triunfo na Série B. Pior, parece estar desaprendendo a jogar. Depois de cair diante do BAHIA, por 1 a 0, na rodada passada, em pleno PACAEMBU, hoje só não saiu derrotado diante do CEARÁ, em FORTALEZA, graças ao garoto DENTINHO, autor de dois gols no empate por 2 a 2, no CASTELÃO.
Os corintianos comemoraram a derrota do BARUERI, um de seus seguidores (vencido pelo PARANÁ por 1 a 0). Também festejaram o empate do AVAÍ, outro candidato a uma das quatro vagas do acesso, por 1 a 1, diante do MARÍLIA. Em FEIRA DE SANTANA, o SÃO CAETANO ficou feliz com o 1 a 1 diante do BAHIA. Quem amargou péssimo empate foi o SANTO ANDRÉ. Recebeu o ameaçado AMÉRICA-RN e, após fazer 1 a 0, cedeu a igualdade no fim, deixando escapar dois preciosos pontos para se aproximar do G4. Após 9 jogos sem vencer, o FORTALEZA desencantou: 3 a 0 no CRB.
O deputado estadual NATALINO JOSÉ GUIMARÃES, de 52 anos, foi preso em flagrante dentro de sua casa, em CAMPO GRANDE, na zona oeste do RIO, hoje pela madrugada. Ele é acusado de chefiar naquele momento uma reunião da “LIGA DA JUSTIÇA”, grupo de milicianos que comandaria com o irmão, o vereador JERÔNIMO GUIMARÃES FILHO, o JEROMINHO, preso desde dezembro, acusado de formação de quadrilha. Dez pessoas que estavam na casa de NATALINO, sete fugiram após troca de tiros, segundo a Polícia Civil, e cinco foram presos – entre elas o parlamentar.
Uma explosão durante manutenção de um aparelho de ar condicionado da Academia BIO RITMO, no Condomínio CONJUNTO NACIONAL, um dos endereços mais movimentados da Avenida Paulista, feriu dois funcionários de empresa terceirizada, hoje. Testemunhas contaram que o prédio balançou e o chão tremeu. O estrondo, que causou correria, foi ouvido a quarteirões de distância, chegando até o Museu de Arte de São Paulo (MASP).
A Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) divulgou hoje lista de candidatos que enfrentam processos na Justiça. Dos 350 candidatos a prefeito e vice-prefeito nas 26 capitais, 15 foram incluídos na relação – na qual aparecem dois candidatos a prefeito de São Paulo. PAULO MALUF é alvo de sete processos: quatro ações penais e três de improbidade administrativa. MARTA SUPLICY responde a um processo penal, com base na Lei de Licitações. Os candidatos que figuram na lista acusam a AMB de arbitrariedade e dizem que não podem ser incriminados por causa de processos sem sentença definitiva. “Juízes não têm que se meter em política”, afirmou MALUF. O secretário-geral da AMB, PAULO HENRIQUE MARTINS MACHADO, alegou que é importante para o eleitor conhecer a ficha judicial dos candidatos. A AMB foi ao Supremo Tribunal Federal para impedir que esses políticos disputem a eleição, mas o pedido deve ser rejeitado.
SANTA MARIA MADALENA parou hoje para dar adeus a DERCY GONÇALVES. A atriz, que morreu aos 101 anos no sábado, pedira à família para que seu caixão fosse sepultado na vertical, para ficar de frente para quem visitasse seu mausoléu. A pirâmide de vidro foi cercada por cinco mil pessoas.
O ator CHRISTIAN BALE, que interpreta BATMAN no filme “O CAVALEIRO DAS TREVAS”, foi detido hoje em LONDRES após ser acusado de agredir a mãe e a irmã em um hotel da capital britânica. Após quatro horas na delegacia, BALE, de 34 anos, pagou fiança e foi libertado. O ator está em LONDRES para o lançamento do filme. De acordo com a imprensa britânica, a agressão teria ocorrido no domingo na suíte do HOTEL DORCHESTER, onde BALE está hospedado. As duas fizeram a denúncia ontem e o ator foi detido hoje. Segundo o jornal THE SUN, BALE não foi preso imediatamente porque a polícia não queria interferir na estréia do filme. De acordo com fontes policiais, apesar de ter pago fiança, o ator deverá se apresentar às autoridades em setembro. A polícia não confirmou oficialmente a prisão de BALE, apenas informou que “um homem de 34 anos foi detido em uma delegacia do centro de LONDRES na manhã de terça-feira acusado de agressão”. 
O pioneiro da medicina genética VICTOR A. McKUSICK morreu hoje em MARYLAND (EUA), aos 86 anos, em conseqüência de um câncer. McKUSICK foi um dos primeiros a explorar a ligação entre doenças e genes específicos e criou um banco de dados que hoje concentra mais de 18 mil genes humanos. O cientista foi um dos idealizadores do PROJETO GENOMA HUMANO e fundador da divisão de Medicina Genética da Universidade JOHNS HOPKINS.

A atriz americana ESTELLE GETTY, que ficou famosa como a sarcástica SOPHIA da bem-sucedida série de TV dos anos 1980 “SUPER GATAS”, morreu hoje, aos 84 anos, em LOS ANGELES. No programa, ESTELLE interpretava a mais velha do grupo de quatro amigas. Por conta de seu trabalho na série, a atriz recebeu sete indicações para o EMMY. Além disso, das três vezes em que concorreu ao GLOBO DE OURO, ganhou em duas, nos anos de 1986 e 1988. ESTELLE, que faria 85 anos esta semana, sofria de um tipo de demência grave. O último papel de ESTELLE na televisão foi na série “LADIES MAN”, na qual apareceu uma vez, em 2000.
    


2 009   :    -     QUARTA-FEIRA
Comparecem hoje na Sociedade Veteranos de 32-MMDC o CORONEL ARY CANAVÓ. Queixa-se de fraqueza nas pernas e tem medo de dirigir seu automóvel. Mesmo assim procura sair de casa e andar, fazendo esforços para não se entregar; Professora MARIA ODETE, atrapalhada com problemas de terras; cadete JOSÉ GOMES, Presidente do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, animado com o lançamento de um trabalho escrito por parte dos alunos-oficiais, procurando incentivar a pesquisa em torno da participação dos cadetes na Revolução Constitucionalista de 1932.
Nosso presidente mandou uma faxineira que serve sua filha IARA para fazer a limpeza da Sociedade nesta quarta-feira. Não mantenho contato com ele nesta data, nem com o CORONEL PM MENDES. 

Vinte órgãos públicos e mais de 250 policiais não foram suficientes para acabar com a cena que se vê há 20 anos na região conhecida como cracolândia, no centro de SÃO PAULO. Seis horas após o início da nova operação destinada a revitalizar uma das áreas mais degradadas da capital, centenas de viciados voltaram às ruas, com cachimbos em mãos e cobertas nas costas, em pontos tradicionais do consumo de crack.
A operação “AÇÃO INTEGRADA CENTRO LEGAL” nem havia arrefecido, por volta das 16 horas, quando dependentes voltaram a se aglomerar nos arredores do SHOPPING DA LUZ e na esquina das Ruas CONSELHEIRO NÉBIAS e VITÓRIA. A maior parte dos consumidores de crack negou o atendimento médico oferecido pelos 120 profissionais do Programa Saúde da Família, que se espalharam pelas ruas dos CAMPOS ELÍSEOS e da LUZ. Até no quarteirão onde foi montada a “central” dos agentes, no LARGO CORAÇÃO DE JESUS, havia viciados fumando, no fim da tarde, bem próximo dos guardas.

Ainda sem diferenças sensíveis no aspecto tático, o SANTOS venceu o ATLÉTICO – PR por 1 a 0 na estréia de VANDERLEI LUXEMBURGO, nesta noite, na VILA BELMIRO. Autor do gol da vitória, NEYMAR foi elogiado pelo novo treinador santista, que pediu menos pressão sobre o garoto.
Um dia depois de o PALMEIRAS anunciar a contratação de MURICY RAMALHO, JORGINHO conheceu sua primeira derrota à frente do time. Com a ajuda do árbitro, o GOIÁS venceu por 2 a 1, em GOIÂNIA, e pôs fim a uma seqüência de cinco jogos de invencibilidade do interino e de 12 da equipe na temporada.
Ambos em crise, tanto INTER quanto SÃO PAULO não podiam se dar ao lux de perder no BEIRA-RIO. Mas nenhum conseguiu ganhar. O primeiro tempo foi colorado. O segundo, são-paulino. E o jogo terminou empatado por 2 a 2.
Em mais uma noite de futebol fraco do FLAMENGO, a equipe rubro-negra não saiu do empate por 1 a 1 com o BARUERI, no MARACANÃ.
No ABC, o CRUZEIRO se reabilitou e fez 2 a 0 no SANTO ANDRÉ, gols de KLÉBER e DIEGO RENAN, ambos na etapa final.
Em FLORIANÓPOLIS, o AVAÍ surpreendeu mais uma vez e se afastou da zona de rebaixamento. Depois de ter derrotado o GOIÁS, em GOIÂNIA, e o SPORT, no RECIFE, bateu o GRÊMIO, hoje, por 1 a 0 e foi a 16 pontos. Os gremistas seguem com 18. No RECIFE, NÁUTICO e BOTAFOGO empataram por 2 a 2.

O BANCO CENTRAL anunciou hoje a quinta redução seguida do juro básico da economia. Em decisão unânime do Comitê de Política Monetária (COPOM), a SELIC caiu 0,50 ponto porcentual, para 8,75% ao ano. Para explicar a medida – esperada pelo mercado – o COPOM citou que o novo patamar ajuda na “recuperação não inflacionária da atividade econômica”.

Na solenidade de posse do novo procurador-geral da República, ROBERTO GURGEL, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA pedia cuidado co a história dos investigados. “O Ministério Público tem o dever de agir com a máxima seriedade, não pensando apenas na biografia de quem está fazendo a investigação, mas pensando, da mesma forma, na biografia de quem está sendo investigado”, afirmou. LULA já tinha declarado que o presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, alvo de uma série de denúncias, não pode ser tratado como “pessoa comum”. O novo procurador-geral prometeu lutar contra propostas que limitem o poder de investigação do Ministério Público. “É preciso que o órgão continue tendo a liberdade para combater todas as ameaças aos direitos dos brasileiros”, disse GURGEL. 

A revelação feita hoje pelo ESTADO, dos diálogos gravados pela Polícia Federal em que JOSÉ SARNEY negocia com o filho FERNANDO SARNEY emprego para o namorado da neta agravou a situação do presidente do Senado. O líder do PSDB, ARTHUR VIRGÍLIO, vai apresentar a quarta denúncia contra o senador no Conselho de Ética. JOSÉ AGRIPINO, líder do DEM, avalia propor à bancada que também represente contra SARNEY. Novas gravações revelam que FERNANDO SARNEY atuou na ELETROBRÁS.

Com mais três mortes por gripe suína confirmadas. SÃO PAULO passou a ser o Estado com o maior número de vítimas fatais no país – 12 ao total. Hoje, mais três óbitos foram registrados: um morador de ITAPETININGA, outro de VALINHOS, na região de CAMPINAS, e um bebê de 1 ano, no ABC. O RIO GRANDE DO SUL vem em seguida, com 11 casos.

Uma mãe e seu filho de 1 ano foram atingidos por uma bala perdida, disparada da arma de um policial civil na região do CAPÃO REDONDO,zona sul da capital. O tiro foi dado contra um motoqueiro que não obedeceu à ordem de parada de dois investigadores e acertou as duas vítimas do outro lado da rua. A bala perfurou a perna de PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA DE JESUS e foi parar no coração de EDINALVA OLIVEIRA DA SILVA, de 30 anos. EDINALVA morreu e o menino permanecia internado até hoje. O auxiliar de papiloscopista ALEX SANDER PEDRONI, de 35 anos, que trabalha no 3º DP de DIADEMA e o investigador ALFRED STAPF, de 46, que atua no 102º DP (SOCORRO) foram presos em flagrante por homicídio e levados para a Corregedoria da Polícia Civil, que apreendeu suas armas. Eles disseram que o tiro foi acidental. 
Uma quadrilha formada por 20 homens invadiu um condomínio de luxo, onde permaneceu por oito horas, na VILA SUSANA, região do MORUMBI. Os ladrões tinham uma planta da construção do prédio PANORAMA do MORUMBI, na RUA CRITIOS, considerado uma fortaleza e sabiam onde estavam as câmeras de monitoramento. Funcionários e moradores ficaram rendidos das 23 horas de terça-feira até as 7 horas de hoje. Ao menos quatro dos 18 apartamentos foram roubados. A polícia obteve informações de que o alvo do grupo era a viúva de um cônsul colombiano, que faria um trabalho voluntário na FAVELA PARAISÓPOLIS.

A tensão e o impasse político aberto com o golpe do dia 28 em HONDURAS começam a dar lugar à impaciência e à radicalização entre os grupos liderados pelo presidente deposto, MANUEL ZELAYA, e o presidente de facto, ROBERTO MICHELETTI. No front diplomático, as negociações mediadas pelo presidente costa-riquenho, OSCAR ARIAS, davam hoje mais sinais de fadiga. A nova proposta, anunciada por ARIAS hoje como sua última opção, pede a restituição de ZELAYA em dois dias – prazo que se esgota no dia 24 – além da formação de um governo de união até o final de seu mandato, em janeiro.

O criador das paisagens psicodélicas da animação SUBMARINO AMARELO, HEINZ EDELMANN, morreu nesta quarta-feira em STUTTFART, ALEMANHA, aos 75 anos, de uma doença cardíaca, segundo sua filha VALENTINE. O desenho, que mostra uma viagem alucinógena dos BEATLES a PEPPERLAND num submarino, foi um sucesso em 1968 e influenciou toda uma geração de artistas gráficos, inclusive os primeiros realizadores de videoclipes. Nascido na CHECOSLOVÁQUIA, EDELMANN abandonou a estética de SUBMARINO AMARELO logo após seu lançamento, para não ser caracterizado como artista pop. Ele ilustrou a primeira edição de SENHOR DOS ANÉIS.

2 010     :       -        QUINTA-FEIRA
Como retornei tarde, ontem à noite, tinha como obrigação o preparo do dia 22 de julho para colocar em meu blog, o que fiz a duras penas. Também recebo uma série de mensagens, que leio também na madrugada. Entre elas está uma da CAMILA GIUDICE, nossa Diretora de Comunicação Social, a qual respondo:
ESTIMADA CAMILA
Ainda hoje conversei com uma senhora de nome MARIA CECILIA e a convidei para o lançamento do PROJETO COFAM na próxima quarta-feira, com início às 15 horas. Ela ficou muito entusiasmada. Não sei se é a mesma pessoa, mas pode passar as informações que ela pede.
Nas divulgações que você irá fazer acrescentar sempre que a COFAM (COMISSÃO FAMILIAR) tende a suprir a terrível lacuna que o tempo inexorável vem fazendo conosco. Restam apenas 55 combatentes de 32 vivos. Os familiares deverão, num futuro que somente está nas mãos de Deus, substituir os heróis do Movimento Constitucionalista e levar a bandeira que até agora tão condignamente envergaram. Vi o site. Está ficando muito bom. As pessoas estão acionando o mesmo e os comentários são favoráveis.
Gostaria de verificar com você como poderemos lançar o PROJETO COFAM em alguns jornais. Um Aspirante a Oficial já tomou essa iniciativa. Há promessas também do CAPITÃO PM DANIEL.
Estou mandando essa mensagem somente agora porque retornei de uma solenidade no CPOR/SP depois das 23 horas. Hoje o nosso herói GINO STRUFFALDI recebeu o Colar "O PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA" - JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA. Falamos também na oportunidade do PROJETO COFAM.      
Em 21 de julho de 2010 19:54, MMDC SOCIEDADE escreveu:
Cel. Ventura,
Boa Noite! Como está?
Segue retorno do nosso site. Pode passar as informações por favor para a M. Cecília?
Grata.
Camila
De: M Cecilia
Data: 20 de julho de 2010 23:28
Assunto: COFAM
Para: veteranos32@gmail.com
Olá, meu nome é M Cecilia e por ser filha de combatente de 32, gostaria de informações sobre o COFAM.
Agradeço desde já a atenção e fico no aguardo de um retorno.
M Cecilia Musumeci Borges
mceciliamusumeci@uol.com.br
ce: 11 727241-65

Leio, pela Internet, o Diário Oficial desta quinta-feira. Publica a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM MARCOS SUZUKI, que trabalhava no Comando de Policiamento da Capital. Ele nasceu no dia 17 de agosto de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989; CAPITÃO – 24 de maio de 1995. Não tenho as datas de suas outras promoções.

Passo uma tarde relativamente tranqüila no MMDC. Não tenho nem notícias dos costumeiros oficiais que mantém contato comigo quase que diariamente. O GINO apenas telefonou para saber se havia notícias. O MENDES está viajando para o RIO DE JANEIRO. Alguns telefonemas sobre o PROJETO COFAM e outros sobre Pensão Especial quebram a rotina desta quinta-feira.
Um capitão de MARÍLIA, ALEXANDRE ESPÍNDOLA CARDOSO LEDO, torna-se nosso associado. Nasceu em 4 de novembro de 1973. É aspirante a oficial de 15 de dezembro de 1993. Isso é motivo de alegria para nós.
Casos difíceis ainda acontecem com pedidos de pensão especial. Familiares se esqueceram de seus heróis de 32 e, passados 78 anos, lembram-se deles por causa da Pensão Especial que deixaram. Mas não se lembram quase nada da participação deles no Movimento Constitucionalista. É o caso de uma senhora que pede notícias do combatente GUMERCINDO GONZAGA DE OLIVEIRA, de XAVANTES.

A capital de SÃO PAULO registrou hoje o dia mais quente do inverno, com a temperatura marcando 28,4%, segundo o INMET. A média normal para esta época do ano é de 22,1%. O recorde anterior era de 27,7 graus.

Não foi desta vez que o PALMEIRAS de FELIPÃO engrenou. Hoje, no PACAEMBU, abriu dois de vantagem sobre o BOTAFOGO na etapa final e permitiu o empate por 2 a 2, em gols de cabeça. Com uma defesa improvisada, o alviverde não soube segurar a vantagem e segue sem vencer na volta do festejado treinador ao clube.
O FLUMINENSE não desperdiçou sua segunda chance de ser líder do BRASILEIRO – na semana passada apenas empatou com o GRÊMIO PRUDENTE e não ultrapassou o CORINTHIANS. Hoje, um dia após completar 108 anos, a equipe ganhou do CRUZEIRO por 1 a 0 (gol de LEANDRO EUZÉBIO), no MARACANÃ, e se isolou na ponta.
O CEARÁ que também brigava pelo topo, só empatou com o GUARANI, em CAMPINAS, por 1 a 1.

O candidato do PSDB à Presidência, JOSÉ SERRA, provocou a rival DILMA ROUSSEFF e o PT a dizerem explicitamente que não têm vínculos com as FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA (FARC), durante entrevista hoje à Rádio GUAÍBA. Indagado sobre a “derrapagem” que seu vice, INDIO DA COSTA (DEM), teria cometido ao tentar vincular o PT ao grupo guerrilheiro colombiano, SERRA saiu em defesa do companheiro da chapa e aproveitou para atacar os adversários.

Faleceu, aos 68 anos, SÉRGIO DA COSTA LIMA. Foi diretor de Recursos Humanos do Banco de Commercio e Indústria de São Paulo, mas começou como Office-boy, aos 14 anos, na mesma empresa. Aprendeu tudo com os funcionários mais velhos, muito bem preparados, que lhe serviram como mestres. Entrou na faculdade de administração somente aos 28 anos. Ele trabalhou por cerca de 30 anos no centro – no prédio onde depois seria a Bolsa de Valores – e era um saudosista da antiga SÃO PAULO, quando as pessoas podiam andar sozinhas nas ruas à noite. Sempre atualizado, gostava do cotidiano da capital paulista e era grande conhecedor da história da metrópole. 

O juiz JOSÉ ANTÔNIO DE OLIVEIRA CORDEIRO, da Comarca de CARATINGA, concedeu à professora aposentada ROSEMARY DE MORAIS, de 55 anos, o direito de adotar o sobrenome do vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA, em ação de investigação de paternidade instaurada em 2001. O pedido foi feito pela professora na última terça-feira. A decisão é em primeira instância e cabe recurso.
Na ação, ROSEMARY alegou que a mãe, FRANCISCA NICOLINA DE MORAES – que morreu há sete meses – conheceu ALENCAR em meados de 1953, quando ambos moravam em CARATINGA. Segundo a ação, na época ele já era um próspero comerciante de tecidos na cidade e os dois iniciaram um relacionamento.     

Há sete meses, o designer HENRIQUE DE CARVALHO PEREIRA, de 22 anos, entrava na Livraria CULTURA do Conjunto Nacional, nos JARDINS, para fazer uma pesquisa. Agachado, com um livro de culinária no colo, ele parecia compenetrado, prestes a virar a próxima página – quando foi golpeado na cabeça com um taco de beisebol pelo personal trainer ALESSANDRE FERNANDO ALEIXO, de 38 anos. Hoje, “RIQUE”, filho de ELIFAS e SILVÂNIA PEREIRA, continua em coma, respirando com ajuda de aparelhos, em estado grave.
HENRIQUE é o paciente mais antigo da Unidade de Terapia Intensiva do setor de traumas do Hospital das Clínicas. Em maio, emocionou familiares a reagir a estímulos. Mas, no início do mês, piorou novamente. A hidrocefalia voltara, e os médicos tiveram de fazer outra cirurgia – a quarta até aqui – dessa vez para instalar uma válvula no lado direito do crânio. Realizado na segunda-feira, dia 19 de julho, o procedimento foi bem-sucedido.
O personal trainer ALESSANDRE, de 38 anos, está preso no Centro de Detenção Provisória de PINHEIROS. O inquérito policial foi encerrado e encaminhado ao Tribunal de Justiça. Não há prazo para o julgamento.

O goleiro do FLAMENGO, BRUNO FERNANDES, o ex-policial civil MARCOS APARECIDO DOS SANTOS, o BOLA, e LUIZ HENRIQUE ROMÃO, o MACARRÃO, seguiram orientação dos advogados e deixaram o Juizado da Infância e da Juventude, em CONTAGEM, região metropolitana de BELO HORIZONTE, sem dizer uma palavra. Ao sair, BRUNO sorriu quando um grupo de pessoas gritou “assassino”.

Apontado como um dos maiores ladrões de banco do País, GILMAR VILARINDO DE MOURA, o ALEMÃO, de 37 anos, foi condenado hoje a 14 anos de prisão por um assassinato ocorrido em 1999 em SANTO ANDRE. A pena será somada aos 97 anos que ALEMÃO cumpre na Penitenciária Federal de MOSSORÓ (RIO GRANDE DO NORTE) por um roubo a banco que sitiou a cidade de SÃO GOTARDO (MG) em 2007.

Quem não pôde evitar a Rodovia RÉGIS BITTENCOURT, hoje, precisou de muita paciência para enfrentar congestionamentos de até 35 quilômetros, ao longo do dia mais quente do inverno, na altura da Serra do Cafezal, em MIRACATU, nos dois sentidos da pista. Tudo por conta de grave acidente, ocorrido às 5:30 horas, envolvendo 14 veículos. Pelo menos oito pessoas ficara, feridas, quatro delas em estado grave e com queimaduras de até terceiro grau.

O governo brasileiro está em contato com COLÔMBIA e VENEZUELA para ajudar a resolver a crise diplomática entre os dois países, disse hoje o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, MARCO AURÉLIO GARCIA.  

O presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, anunciou hoje o rompimento das relações diplomáticas com a COLÔMBIA e determinou “alerta máximo” na fronteira. O anúncio foi feito pouco após o representante colombiano na Organização dos Estados Americanos (OEA), LUÍS ALFONSO HOYOS, acusar CARACAS de esconder guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC) em seu território.

O arcebispo anglicano sul-africano DESMOND TUTU anunciou hoje que vai se retirar da vida pública no final do ano, quando completará 79 anos. Prêmio Nobel da Paz de 1984 por sua luta contra o apartheid, TUTU disse que “chegou a hora de diminuir o ritmo” e passar mais tempo com a família. O ex-arcebispo da CIDADE DO CABO disse que após seu aniversário, em 7 de outubro, vai limitar seu tempo no escritório e continuará trabalhando apenas uma vez por semana com o GRUPO DOS SÁBIOS – que reúne ex-dirigentes e Prêmio Nobel da Paz como ex-presidente dos EUA JIMMY CARTER e o ex-secretário-geral da ONU KOFI ANNAN.  

2 011       :        -       SEXTA-FEIRA
Embora esta sexta-feira amanheça com tempo chuvoso, pretendo ir até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Após a operação que sofri no dia 13 de julho, acho que está na hora de retornar às atividades normais na Entidade onde estou desde 17 de maio de 1996. Temos muita coisa pela frente e não podemos abandonar alguns acontecimentos importantíssimos.
21/07/2011
Justiça nega danos morais a policiais por cena de novela
Decisões das comarcas de Itapeva e São Carlos negaram pedidos de indenização por danos morais propostos por policiais militares contra a Rede Globo de Televisão. A alegação era de que uma cena veiculada na novela “Insensato Coração” teria ofendido moralmente os integrantes da corporação sugerindo que recebiam propina.
Na cena, o delegado revista o quarto do filho de um banqueiro corrupto que acabara de ser preso tentando fugir do país. A atriz que interpreta a outra filha comenta: “acho um absurdo eu chegar aqui e estar essa bagunça, essa falta de respeito. Vocês não têm mais nada para fazer? Com tanto mendigo na rua para recolher. O que é que vocês fazem? Só recebem propina de motorista bêbado?”
O delegado responde: “acho que a senhora está confundindo um pouco as coisas. Eu não sou guarda municipal, tão pouco sou policial militar. Por isso mesmo, eu vou te dar um refresco, e vou fingir que não ouvi o que a senhorita acabou de dizer?”
No entendimento do juiz Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, que julgou dois casos análogos no Juizado Especial Cível de Itapeva, as ações foram extintas sem julgamento de mérito, pois havia “falta de legitimidade da parte e impossibilidade jurídica do pedido”. Isso porque não ficou caracterizada ofensa dirigida pessoalmente aos autores das ações e também porque a Constituição Federal prega a liberdade de expressão do pensamento, bem como de atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
“A obra televisiva apresentada pela requerida (Rede Globo) é ficcional e conta com licenças autorais a fim de bem desenvolver a trama a que se propõe. Se assim não fosse, ocorreria indesejável censura, muito comum nos regimes de exceção, como, por exemplo, na atualidade, em Cuba e na China. Aliás, interessante ressaltar e destacar a existência de diversas obras que, de alguma forma, maculam a imagem do Poder Judiciário, sem que seus membros se sintam no direito de exigir qualquer reparação. O maior exemplo de obra desse jaez é ‘O Processo’, escrito por Franz Kafka”, ressalta o magistrado.
Em São Carlos, o juiz Carlos Castilho Aguiar França, da 3ª Vara Cível, também julgou uma ação extinta. “O personagem não disse que os policiais militares recebem propina. Portanto, a interpretação tirada pelo promovente da ação é equivocada e não concede a ele o direito indenizatório”, afirma França.
O juiz, ainda, ressaltou que mero aborrecimento, irritação ou sensibilidade exacerbada estão fora da órbita do dano moral, pois fazem parte da normalidade do dia a dia. “Tais situações não são intensas ou duradouras, a ponto de romper o equilíbrio psicológico do indivíduo. Se assim não se entender, acabaremos por banalizar o dano moral, ensejando ações judiciais em busca de indenizações pelos mais triviais aborrecimento”, explica.
Das decisões cabem recursos.
Processos nºs 270.01.2011.004648-5 e 270.01.2011.004667-0 (Itapeva)
Processo nº 566.01.2011.011504-0 (São Carlos)
CAROS AMIGOS
Estamos em outro mundo. Os valores morais, éticos, honestos são trocados por aleivosias e sob o beneplácito da Justiça. A Globo tem induzido jovens a erros crassos quanto a esses valores. Pobre BRASIL do futuro, onde liberdade é confundida com liberalidade e isso os programas televisivos vão a fundo. A degradação da família brasileira é fruto das novelas onde a ficção torna-se realidade. Com isso as ofensas morais realizadas dia a dia são permitidas pela Justiça e nossos jovens vão-se criando numa atmosfera de permissividade perversa, danosa em todos os sentidos.
Hoje em dia devemos acatar o que é errado porque caso contrário a vítima passa a ser a criminosa. Ser honesto é ser bobo. O nosso pais está entrando, se é que já não entrou, num abismo de falta de Justiça e de vergonha.
Estou de luto!!!!!

Na Sociedade, como já era de esperar, as pessoas perguntam sobre meu estado de saúde. É a primeira vez que viajo de ônibus e metrô após a operação. Não sinto dificuldade na locomoção, mas todos acham temerosa essa minha atitude. Enfim, muita coisa está à minha espera. MARINEI já aprontou os ofícios de outorga para quase todos os indicados a receber nossas medalhas nos quatro eventos que teremos nos últimos quatro dias de julho. Assino também os diplomas que já estão prontos. O CAPITÃO PM ANÍSIO, nosso secretário, traz outros diplomas e conversa conosco sobre vários assuntos. Um deles é a reunião que iremos ter com o Comandante do CPA/M-1 na próxima segunda-feira.
Não tenho notícias do CORONEL PM MENDES. A Ata da Assembléia Geral Eleitoral, referente à posse dos presidentes para o biênio 2011-2013 está para ser assinada por ele. Temos urgência nisso para regularizar a vida da Sociedade principalmente junto ao banco.
Atendo algumas pessoas que comparecem nesta tarde no MMDC e telefonemas diversos. Um deles é de uma senhora de ÁGUAS DA PRATA solicitando nossa presença no aniversário da cidade em 31 de julho. Nesse município, que na época da Revolução pertencia a SÃO JOÃO DA BOA VISTA, há trincheiras de 32. Algumas pessoas tentam revitalizar a história da região quanto ao Movimento Constitucionalista.
COLOMBO e CRISTIANO vêm me visitar. Permanecem na Sociedade até o momento em que resolvo fazer a viagem de volta para casa. A temperatura cai muito nesta tarde e chuvisqueiros esparsos pioram a situação.
Retorno para GUARULHOS de uma maneira até normal. Parece que a operação da hérnia é algo que vai sendo superado em definitivo. 
Às 14:05 horas, uma bomba explode no subsolo do HOTEL GRAND HYATT, na zona sul de SÃO PAULO. Em seguida, um estouro e muita fumaça na suíte presidencial, no 22º andar do edifício. Na frente do salão de convenções, um carro vai aos ares. Em pânico, funcionários do hotel ligam para os bombeiros. Em menos de cinco minutos, as primeiras viaturas chegam ao local, acompanhadas de dois helicópteros. Policiais Militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) também são acionados. A área é cercada para impedir que os terroristas fujam. Trinta pessoas estão feridas, alguns dos hóspedes são retirados em macas. A seqüência das cenas parecia ser de cinema, mas era, na verdade, uma simulação de atentado à bomba realizada pelo Corpo de Bombeiros. A ação, que faz parte dos preparativos de segurança para a COPA 2014, envolveu 133 homens dos Bombeiros, Polícia Militar, SAMU, CET, Defesa Civil e voluntários. “Começamos a nos preparar para eventos internacionais que vão ocorrer em São Paulo”, disse o CORONEL PM LUIZ HUMBERO NAVARRO, Comandante do Corpo de Bombeiros, após a operação que durou menos de uma hora. Ele explicou que o treinamento teve a finalidade de dar adrenalina às equipes envolvidas para que elas pensem como se estivessem em uma situação real. “Serve para preparação tática e na integração das diversas forças de segurança.” 

Aliviado com a confirmação de que foi apenas advertido pelo doping por furosemida, CÉSAR CIELO agora trata de cair n´água para enfim voltar a ligar seu nome a notícias positivas. Seu primeiro desafio são as eliminatórias dos 50 metros borboleta, prova incluída na programação do primeiro dia da natação no Mundial de Esportes Aquáticos, em XANGAI, na CHINA. A programação começa às 22 horas de amanhã, sábado. No ABERTO DE PARIS, em 2010, o brasileiro venceu essa prova com o tempo de 22s98, o melhor tempo da temporada. Depois, com a divulgação do caso de doping, essa marca foi cancelada. CIELO certamente vai enfrentar clima hostil fora das piscinas. O diário francês L´EQUIPE entrevistou alguns dos principais adversários dele e fica claro que a decisão da CAS, que apenas advertiu o brasileiro pelo uso de furosemina, não foi bem digerida. ALAIN BERNARD, campeão olímpico nos 100 metros livre em PEQUIM (prova em que CIELO foi o terceiro) e bronze nos 50 metros livre (em que o brasileiro foi campeão), manifestou seu desagrado. “Prefiro não comentar e assim esconder o meu sofrimento e a minha impotência.” FRÉDERICK BOUSQUET, prata dos 50 metros livre no MUNDIAL DE ROMA, atrás de CIELO, foi mais político. “Todos fazem seus julgamentos sobre o caso, mas sem conhecer os detalhes. Estou contando com as palavras da CAS.”

O diretor da Infraestrutura Rodoviária do DNIT, HIDERALDO CARON, entregou hoje sua carta de demissão ao ministro dos Transportes, PAULO SÉRGIO PASSOS. A saída dele já era esperada, após denúncias de irregularidades em obra sob sua responsabilidade. Na quinta-feira, dia 21 de julho, a presidente DILMA ROUSSEFF comandou uma reunião para tratar das obras rodoviárias do PAC, mas num sinal de que não permaneceria no cargo, CARON não participou do encontro. Ele é o terceiro diretor do DNIT a cair diante da crise nos Transportes, que já totaliza 18 pessoas afastadas da pasta.

A polícia está à procura de ANTÔNIO HÉLIO GOMES DE ALMEIDA, de 33 anos, conhecido como BAIANINHO. Ele é apontado como o autor do disparo que matou o delegado LEONARDO MENDOÇA RIBEIRO SOARES, de 28 anos, ontem em CIDADE ADEMAR, zona sul de SÃO PAULO. Para o DHPP, o acusado atirou para impedir a entrada do policial na favela ou somente por maldade. O crime ocorreu por volta das 21:30 horas quando o delegado voltava para o 98º Distrito Policial (JARDIM MIRIAM), onde era plantonista. Ele e o escrivão JOSÉ CARLOS PEREIRA JÚNIOR, de 29 anos, haviam ido jantar. No caminho, viram dois suspeitos na Avenida DOUTOR MASSAU, entre eles, ANTÔNIO, e decidiram abordá-los Com a aproximação da viatura, a dupla correu para uma viela na altura do número 108 da via. LEONARDO e o escrivão desceram do carro e passaram a persegui-los. Após percorrerem cerca de 50 metros da viela, que se tornava cada vez mais estreita, LEONARDO foi baleado na nuca. O tiro foi disparado através do buraco da parede de uma das casas que margeiam o caminho. “O normal seria a fuga. Mas ele (o criminoso) esperou, escondeu-se atrás da parede e montou a emboscada”, afirmou o delegado MAURÍCIO GUIMARÃES SOARES, do DHPP. O que levou o fugitivo a atirar era incerto até hoje à noite. Os dois suspeitos escaparam. O escrivão feriu-se num dos braços ao cair na perseguição. LEONARDO foi levado ao pronto-socorro de DIADEMA, cidade vizinha, mas não resistiu aos ferimentos. LEONARDO atuava no 98º DP desde novembro de 2009. Saiu direito da Academia de Polícia para a delegacia. Durante um dos plantões, em janeiro deste ano, ele teve um dos dedos mordidos pelo menor F.R.A. de 14 anos, conhecido por ser detido diversas vezes dirigindo carros furtados ou roubados.    

Descendente de japoneses e natural de INHUMAS, em GOIÁS, NILZA ARATAQUE CUTRONA decidiu ganhar a vida montando uma malharia infantil. Fundou a PINGO DE GENTE junto com o marido, PAOLO CUTRONA, um francês de ascendência italiana. NILZA foi responsável pelo desenho das roupas e pelas coleções baseadas no que observava fora do BRASIL. Depois que a malharia fechou, em 1998, NILZA continuou se dedicando a trabalhos manuais. Fazia bordados à mão e produzia porta-guardanapos, caixas e bolsas, tudo com perfeccionismo. Morreu aos 65 anos, vítima de um aneurisma. Nasceu em 1946. Deixa dois filhos e três netos.

O serviço meteorológico dos EUA ampliou para 30 Estados os alertas sobre as altas temperaturas que atingem o centro e leste do país. Pelo menos 24 pessoas morreram desde terça-feira e 132 milhões foram atingidas. As autoridades elevaram para “vermelho” o nível da qualidade do ar, o que significa que a permanência ao ar livre é perigosa, especialmente para pessoas de idade avançada, com problemas cardíacos ou respiratórios, e crianças. Hoje foi o dia mais quente em vários Estados da costa leste. O calor e o elevado índice de umidade no ar fez com que a sensação térmica chegasse perto dos 46ºC.   

Dois violentos ataques colocaram a NORUEGA no mapa do terrorismo global. No centro de OSLO, uma explosão – aparentemente de um carro-bomba – matou sete pessoas e destruiu parte da fachada do prédio onde trabalha o primeiro-ministro norueguês, JENS STOLBENBERG. Horas depois, um atirador fuzilou vários adolescentes num encontro juvenil na ilha de UTOYA, a 100 km da capital – pelo menos dez pessoas morreram, segundo a polícia. Eram 15:30 horas em OSLO (10:30 horas de BRASÍLIA) quando a explosão destruiu as janelas do prédio de 17 andares onde funciona o gabinete do primeiro-ministro – ele não estava no local – e deixou destroços pela calçada. As ruas da cidade estavam relativamente silenciosas e vazias, pois a maioria da população está de férias ou já havia viajado para passar o fim de semana fora da capital. O cenário no centro de OSLO transformou-se no caos: feridos deitados em poças de sangue, entulhos espalhados pelas ruas e muita fumaça subia de prédios no centro da cidade. A polícia fechou áreas próximas e pediu a jornalistas e o público que se afastassem até que fosse determinado que não havia mais bombas.   

O ator norte-americano TOM ALDREDGE, vencedor do prêmio EMMY e que trabalhou na série THE SOPRANOS, morreu nesta sexta-feira, em TAMPA, na FLÓRIDA, aos 83 anos. A causa da morte foi linfoma. ALDREDGE teve uma carreira de cinco décadas de atuação nos palcos e nas telas. Entre os destaques de sua trajetória estão participações nos musicais de STEPHEN SONDHEIM para a BROADWAY, INTO THE WOODS e PASSION.

2 012     :      -     DOMINGO
Finalmente tenho um domingo onde não preciso pensar em compromissos na semana que começará amanhã. Está tudo atualizado e agora cedo faço a atualização do dia 22 de julho nas memórias digitalizadas. Levo para a hemeroteca aos cinco livros correspondentes aos dias 1º a 12 de maio de 2011. Isso serve para deixar mais espaço em minha biblioteca para os novos livros de 2012.

BOAS VINDAS AO NOVISSIMO PRESIDENTE DO NC SÃO PEDRO
Prof.JBiajone biajone@yahoo.com
para EGYDIO, jf.aguiar, mim
Prezadissimo Prof. Dr. João Francisco de Aguiar
Entusiásticas saudações deste que também é professor universitário (FATEC de Itapetininga) e agora vosso irmão em armas pela causa do resgate histórico da Revolução de 32 por intermédio dos Núcleos de Correspondência (NC) da Sociedade dos Veteranos de 32 MMDC, prof. Jefferson Biajone (http://mmdc.itapetininga.com.br/biajone.htm)
Eu recebi de EGYDIO nosso amigo em comum a noticia de que vosso NC esta pronto e de blog em funcionamento junto e que desejou ser presidente do mesmo.
Como fundador dos NCs é com enorme satisfação que o recebo em nosso seio, agora em pleno crescimento e com 13 NCs em funcionamento pelo interior do estado.
Destarte, é necessário oficializar a sua investidura como presidente e nisso necessita realizar três ações
1) tornar-se membro efetivo da Sociedade dos Veteranos de 32 (vide instruções em anexo)
2) Enviar via email para mim (biajone@yahoo.com) um texto biográfico vosso e uma foto com terno e gravata digitalizada formato JPEG (vide endereço abaixo sobre modelo de texto biográfico)
http://mmdc.itapetininga.com.br/egydio.htm
3) Atualizar o estatuto de NC (este estatuto em anexo é do NC de ARAÇATUBA que recentemente foi aprovado pelo CEL VENTURA) que vai em anexo para o vosso NC e enviar para eu dar uma apreciada e acertada onde for necessário para que eu possa repassar ao nosso CEL VENTURA Presidente da Sociedade para aprovação
No mais é isso. O texto biográfico, a foto e o estatuto adequado para o NC de São Pedro são os mais urgentes agora.
Enorme abraço e no contato
prof. BIAJONE
Julho 22, 2012
DIGNÍSSIMO Cel VENTURA
Grato pelos elogios e sempre suas manifestações são sábias e concordo inteiramente do planejamento de reunião com todos os presidentes dos NCs para confraternização e a busca de caminhos futuros, pois, com o lema principal "A UNIÃO FAZ A FORÇA" creio que V.Sª com sua peculiar inteligência e tato pode notar que está havendo algumas divergências, apesar do esforço e competência de todos os integrantes, quanto às atribuições a sobrecarregar mais a alguns em detrimento de outros.
Efusivo abraço e que Deus nos abençoe.
EGYDIO
para mim, Prof.JBiajone
Em tempo: Entenda-se na frase final - da inoperância de alguns em detrimento a sobrecarregar outros e não como ali consta.
EJT
CARÍSSIMO BIAJONE
Precisamos de uma filosofia de concordância plena em que estamos empenhados. A criação dos NC é algo maravilhoso, mas não pode haver divergência em nossas idéias.
Todos nós sairemos ganhando se a mútua compreensão prevalecer.
Vamos pensar seriamente em uma reunião de todos. Marcaremos um local e uma data em que todos possam estar juntos. Com isso mostraremos força e inteligência. Podemos demorar na idéia, mas é algo que sensibilizará a mídia ao saber da nossa união.
Não estou pensando em me candidatar a nada e quero entregar a Sociedade a um novo presidente em eleição que será realizada em abril com os alicerces plenamente calçados.

Caríssimos amigos Cel VENTURA e Prof. BIAJONE
1. Acabei de receber dois e-mails do consciencioso amigo do NC de SÃO PEDRO JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR que já está inserido naquele núcleo e pede para que nós aguardemos um breve espaço de tempo para que possa produzir e publicar suas matérias no blog já criado bem como outras atividades inerentes face achar por seus princípios morais na obrigação de contatar antes duas senhoras de relevada importância àquele município e à Revolução de 32 para decidir quem ficará presidente ou VP, conforme transcrito abaixo.
Disse-me, no entanto, que ainda esta semana estará regularizando sua situação de Sócio.
2. Quanto a Sra. MARIA HELENA TOLEDO SILVEIRA MELO do NC de JAGUARIÚNA acabou, também, de me enviar e-mail dizendo-se satisfeita em poder participar conosco nesta emérita divulgação da causa constitucionalista, agradeceu-me pela confiança nela depositada e que já estará postando em seu blog as matérias do seu imenso e importante arquivo alusivo aos nossos ex-combatentes de 32.
Isto é o que devo-lhes informar para conhecimento.
Afetuoso abraço
EGYDIO

Bom dia Cel. Ventura!
Como vai?
Sim, é uma grande alegria. Ela não nos conhece, mas pelo menos conseguiu compreender que era um evento importante.
Como foram as atividades no IHGSP?
Mais um sucesso?
Abraços fraternos.
Date: Sat, 21 Jul 2012 00:57:07 -0300
Subject: Re: Visita à Mariinha
From: celmario@gmail.com
To: guilherme.slash@hotmail.com
CARÍSSIMO GUILHERME Que alegria para vocês, familiares da MARIINHA. Amanhã, em meu pronunciamento no Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Sao Paulo, por volta das15 horas, lembrarei do nome dela.
Em 20 de julho de 2012 22:53, Guιlhєrмє Andreolli Corrêa escreveu:
Novamente boa noite!
Em anexo seguem duas fotos tiradas hoje, por ocasião de minha visita à MARIINHA.
Ela continua muito bem de saúde, estava rindo e brincando bastante.
Quando fixei as medalhas em seu peito ela disse: "Que bonito"
Essa senhora que aparece na minha frente é minha avó Yara Mendes Torres, sobrinha de MARIINHA, filha de MARIA ANGELA MENDES TORRES, que também participou da revolução de 32.
Abraços fraternos.

para Guιlhєrмє
CARÍSSIMO GUILHERME
Realmente foi um sucesso. Estamos conseguindo o nosso intento, ou seja, levar aos outros as novidades quanto aos 80 Anos do Movimento Constitucionalista de 32. A intenção é fazer uma ponte entre o presente e o passado a fim de caminharmos com firmeza no futuro. Falei de dona MARIINHA e de seus 102 anos também falei de dona BIANCA e de seus 104 anos. Solicitei o TOQUE DE SILÊNCIO em homenagem aos heróis de 32 que já não estao mais conosco. Tudo isso está condensado em meu blog, cuja atualização estou fazendo agora.
O Núcleo MMDC-LESTE condecorou a Presidente da Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo com o COLAR DO MÉRITO CONSTITUCIONALISTA e também o nosso batalhador DEPUTADO ESTADUAL MAJOR PM OLÍMPIO GOMES. Enfim, foi uma tarde para se guardar na memória.
Vocês todos foram lembrados na citação dos núcleos de correspondência criados a partir de 12 de julho de 2011.
Estamos organizando uma nova reunião no MONUMENTO MAUSOLÉU DO IBIRAPUERA para o terceiro sábado de agosto, dia 18, às 15 horas. Vamos convidar todos os nossos associados para o comparecimento maciço do MMDC. Você é nosso convidado desde já.

Esqueçam aquela história de que o PALMEIRAS não sabe jogar bonito. Ao menos hoje, o time colocou a bola no chão, trocou passes e fez por merecer a vitória por 3 a 0 sobre o NÁUTICO para sair da zona de rebaixamento e ainda colocar OBINA como personagem principal da ensolarada tarde na ARENA BARUERI. Outros resultados: INTERNACIONAL 4 x ATLÉTICO-GO 1; PONTE PRETA 1 x FLUMINENSE 2; BAHIA 2 x CORITIBA 2; FIGUEIRENSE 0 x SÃO PAULO 2; BOTAFOGO 0 x GRÊMIO 1; CRUZEIRO 1 x FLAMENGO 0.

O retorno esportivo, promocional e técnico de FERNANDO ALONSO para a FERRARI é tão grande que os cerca de 25 milhões de euros (65 milhões de reais) pagos por temporada do espanhol representam, por mais contraditório que pareça, uma pechincha. A terceira vitória no campeonato, hoje, no GP DA ALEMANHA, apesar da pressão intensa do estimulado alemão SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL, e depois do renascido JENSON BUTTON, da McLAREN, durante as 67 voltas da corrida, lhe permitiu ampliar a liderança na classificação de 13 para 24 pontos (154 a 120) diante de um irreconhecível MARK WEBBER, da RED BULL, somente oitavo. Agora, mesmo sem fazer pontos no próximo GP, já no próximo domingo, na HUNGRIA, garante ainda o primeiro lugar no campeonato. E pensar que depois da inquietante estréia do modelo F2012 italiano, na AUSTRÁLIA, não foram poucos os que já consideravam outra temporada perdida para a FERRARI. Desde a estréia da nova versão do F2012, na ESPANHA, porém, ALONSO disputou seis provas e dos 150 pontos possíveis somou 111, decorrente de duas vitórias, duas segunda colocações, um terceiro e um quinto lugar. A etapa de HOCKENHEIM encerrou a primeira metade do MUNDIAL, mas se ALONSO for campeão será um dos títulos mais merecidos da história. O segundo lugar de BUTTON só foi confirmado pelos comissários desportivos horas depois da bandeirada. VETTEL o ultrapassou pela área externa asfaltada da curva 6, fora da pista, na penúltima volta, e acabou recebendo como punição 20 segundos ao tempo da corrida, o que o fez cair para a quinta colocação. O alemão tem, agora, no campeonato, 110 pontos, e fica em terceiro lugar do mundial. Com a decisão dos comissários o terceiro lugar no GP DA ALEMANHA ficou para KIMI RAIKKONEN. Os dois pilotos brasileiros na Fórmula 1 tiveram fim de semana para esquecer. Depois de largaram lá atrás, FELIPE MASSA, da FERRARI, e BRUNO SENNA, WILLIAMS, tiveram de entrar nos boxes ao final da primeira volta para trocar o bico de seus carros em razão de toques na largada. MASSA recebeu a bandeirada em 12º e BRUNO, em 17º lugar.

THOMAZ BELLUCCI sagrou-se bicampeão do TORNEIO DE GSTAAD, hoje, ao derrotar o sérvio JANKO TIPSAREVIC (oitavo do mundo) de virada, por 2 sets a 1. O brasileiro, que já havia vencido no saibro suíço em 2009, faturou seu terceiro título de nível ATP – também foi campeão em SANTIAGO, em 2010; A vitória coroa a reação do brasileiro no circuito, após forte queda de rendimento no primeiro semestre.

HELIO CASTRONEVES venceu hoje o GP DE EDMONTON, no CANADÁ e assumiu a segunda colocação no campeonato de FÓRMULA INDY, ultrapassando WILL POWER e ficando 22 pontos atrás do líder RYAN HUNTER-REAY. RUBENS BARRICHELLO terminou em 15º e TONY KANAAN em 19º.    

O bancário italiano TOMASSO LOTTO, de 26 anos, foi assassinado em uma tentativa de assalto às 18:30 horas de ontem no cruzamento das Avenidas 9 de Julho e SÃO GABRIEL, no ITAIM-BIBI, zona sul da capital paulista. Esse é o primeiro caso de latrocínio na região do 15º DP desde que a Secretaria de Segurança Pública começou a divulgar os índices por delegacia, no começo do ano passado. LOTTO dirigia um HONDA CIVIC acompanhado de um amigo espanhol. As vítimas foram abordadas por dois homens em uma moto vermelha enquanto o carro estava parado no semáforo. Os criminosos bateram com a arma na janela do veículo e anunciaram o assalto. O bancário italiano, que não falava português, saiu do carro na tentativa de escapar dos criminosos. No entanto, os ladrões atiraram nas costas de LOTTO e fugiram. Com ferimento no tórax, o italiano chegou a ser levado para o Hospital 9 de Julho, a cerca de quatro km do local do crime, mas morreu antes de chegar ao Pronto Socorro. O amigo espanhol que o acompanhava não foi ferido. Hoje, o Consulado da ITÁLIA em SÃO PAULO entrou em contato com a família da vítima, que era da região do VÊNETO, no Nordeste do país. Os autores do crime ainda não foram identificados.

Cinco pessoas, entre elas uma adolescente de 15 anos, foram baleadas por dois homens encapuzados na tarde de ontem no bairro de SÃO PEDRO, em OSASCO. Um homem morreu. A dupla estava em um GOLF preto e fugiu após atirar nas vítimas. FÁBIO ROBERTO MARCELINO, de 33 anos, levou um tiro na barriga. Ele foi levado ao Hospital Municipal Central de OSASCO, passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Sobreviveram um autônomo, um vendedor e um jardineiro, além da estudante. Todos foram encaminhados a hospitais. O crime aconteceu por volta das 16:40 horas, na Rua ELZA ANDRADE NEVES NEUFELD.   

A Polícia Federal continua com as buscas pelo corpo do cacique NÍSIO GOMES, desaparecido desde novembro de 2011, apesar de o inquérito sobre o crime ter sido concluído e enviado ao Ministério Público na semana passada. Hoje, uma equipe de agentes federais fez buscas em uma área perto da fronteira com o PARAGUAI. O cacique foi morto durante um ataque ao acampamento indígena em ARAL MOREIRA (MS).

O presidente americano, BARACK OBAMA, viajou hoje para a cidade de AURORA, onde se encontraria com parentes de algumas das vítimas do ataque a tiros ocorrido na sexta-feira, em um cinema de lá, durante sessão de estréia do filme BATMAN – O CAVALEIRO RESSURGE. Uma vigília estava prevista perto do local do incidente. O autor dos disparos, preso, o estudante JAMES HOLMES, de 24 anos, matou 12 pessoas e feriu outras 58.

As chuvas mais fortes dos últimos 60 anos na CHINA deixaram ao menos 37 mortos na região de PEQUIM. A maioria das vítimas morreu ao ser arrastada por enchentes na capital chinesa e nas pequenas cidades da região metropolitana. Mortes também foram provocadas por desabamentos de imóveis e por choques elétricos em locais inundados. Algumas ruas da capital tinham acúmulo de até um metro de água. As tempestades começaram na tarde do sábado.

Os combates pelo controle de DAMASCO e ALEPO, as duas maiores cidades da SÍRIA, intensificaram-se hoje com bombardeios pesados e uso de helicópteros e tanques por parte das forças leais a BASHAR ASSAD. No fim de semana, mais de 200 pessoas morreram, entre civis, rebeldes e militares, elevando a mais de 19 mil as vítimas da revolta iniciada há 17 meses. Nas fronteiras, o êxodo continua, assim como a luta pela hegemonia dos postos de imigração nas divisas com LÍBANO, TURQUIA, IRAQUE e JORDÂNIA. Hoje, novos combates foram travados nas imediações dos bairros de BARZEH e MEZZEH, em DAMASCO, onde os rebeldes persistem nos combates pela “libertação” da idade. Fotografias enviadas por insurgentes mostraram grandes colunas de fumaça e explosões em diferentes pontos da capital, enquanto as imagens da TV estatal síria revelaram corpos de revoltosos mortos pelas Forças Armadas.

O GENERAL JOHN ALLEN, comandante das forças dos EUA e da OTAN no AFEGANISTÃO, disse hoje que metade da retirada de 23 mil soldados norte-americanos daquele país, planejada para este ano, já foi concluída. Em entrevista à ASSOCIATED PRESS, ALLEN também afirmou que um número “significativo” de soldados dos EUA será retirado do AFEGANISTÃO em agosto e no começo de setembro. Os EUA têm eleição presidencial marcada para o começo de novembro. O general também disse que não se deve dar muita ênfase à retirada gradual das tropas dos EUA e da OTAN, que continuarão a combater milícias e guerrilhas islâmicas afegãs até o fim de seu mandato, no final de 2014, e depois disso. Em 2010, 10 mil soldados já haviam sido retirados.  

2 013    :       -    SEGUNDA-FEIRA
LUCINDA dá um susto nesta manhã. Ela sofre uma epistaxe de um momento para outro, inesperadamente. Leva um certo tempo para que deixe de sair sangue pelo nariz. Vamos curtir uma manhã fria, na biblioteca, procurando atualizar minhas memórias.
Leio no jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO – FRANCISCO PEDE ORAÇÕES POR SUA VIAGEM AO RIO. Durante o ANGELUS, pontífice, que chega hoje ao BRASIL, disse que jovens são protagonistas da JORNADA.
O PAPA FRANCISCO desembarca hoje no RIO DE JANEIRO, por volta das 16 horas, na Base Aérea do GALEÃO. O pontífice será recebido pela presidente DILMA, pelo prefeito SÉRGIO CABRAL, no PALÁCIO GUANABARA, em uma recepção que custará R$850 mil.
Ontem, às vésperas de sua primeira viagem internacional, FRANCISCO fez um apelo aos milhares de fiéis na PRAÇA SÃO PEDRO, durante o ÂNGELUS: “Peço a vocês para me acompanharem espiritualmente em oração na minha primeira viagem apostólica que farei à partir de amanhã (hoje). Como vocês sabem, vou viajar para o RIO DE JANEIRO, no BRASIL, por ocasião da 28ª JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE”. Os fiéis o saudaram com gritos de “VIVA O PAPA!”.
O ÂNGELUS – a tradicional aparição e mensagem do papa aos domingos – foi dedicado à viagem ao BRASIL, para o delírio dos brasileiros na PRAÇA SÃO PEDRO. O PAPA terminou com um “bom almoço”, mas antes disse: “Pedimos a intervenção da beata VIRGEM MARIA, tanto amada e venerada naquele País (BRASIL), nessa nova etapa da grande peregrinação juvenil através do mundo”.
Ainda ontem, o PAPA FRANCISCO voltou a usar a rede social TWITTER para se comunicar com os fiéis. No início da manhã de ontem, ele postou: “Quantos gostariam de estar no RIO para a JMJ, mas não podem! Que se sintam bem-vindos entre nós, por meio da oração”.

Na tarde, no MMDC, vamos passar momentos sem grandes alardes. MARINEI trabalha sossegada, cuidando da parte financeira dos nossos associados. Comparece o WILLIAM MASCARENHAS e também o LEANDRO NADU. Este, como tesoureiro, fica incumbido de tratar de uma verba prometida pelo vereador TONINHO PAIVA para reformar o prédio da Sociedade.
Procuro entrar em contato com familiares de dona BIANCA MORANDI, que ontem completou 105 anos de existência. Por enquanto não consigo isso.
MARINEI recebeu do Professor CARLOS ALBERTO FARIA TEIXEIRA, a título de empréstimo “CANDIDATOS DO PARTIDO CONSTITUCIONALISTA”, um pequeno livro para fins de digitalização. É uma raridade.
Almoço com COLOMBO, MAURÍCIO, MANOELA, OLIVEIRA, e conversamos sobretudo sobre a chegada do PAPA FRANCISCO ao BRASIL, nesta tarde. 
Procuro, via fone, manter um contato com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, mas não consigo. Não sei como está o estado de saúde do PAZELLI de sábado para cá.

O Papa Francisco foi rPontífice vem ao Brasil para participar da JMJ  Ten. Enilton/Agência Força Aéreaecebido nesta segunda-feira (22/07) na Base Aérea do Galeão (BAGL) pela Presidente da República Dilma Rousseff, acompanhada do vice-presidente, Michel Temer. Também estavam presentes ministros e Oficiais-Generais da Aeronáutica. O avião que trouxe o Pontífice ao Brasil pousou na Base Aérea do Galeão às 15h44. Além da comitiva do Vaticano, estavam a bordo cerca de 70 jornalistas que acompanham a primeira viagem internacional de Jorge Bergoglio. O Papa vem ao Brasil para participar da 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude. Um grupo com 23 arcebispos também aguardava para dar as boas-vindas ao chefe da igreja católica. Um forte esquema de segurança foi planejado para a chegada do Papa. Cerca de 200 homens do Batalhão de Infantaria Especial de Aeronáutica do Galeão (BINFAE–GL) reforçaram os controles de acesso a Base Aérea. Centenas de pessoas com cartazes, faixas e bandeiras aguardaram a saída do Papa. Mantendo seu posicionamento de simplicidade, ele embarcou em um carro simples, sem vidros escuros, rumo a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Música – Um coral formado por 120 crianças de 10 a 14 anos cantou o hino da JMJ, canções religiosas e músicas sobre a cidade do Rio de Janeiro. "A Base do Galeão é extremamente operacional, mas entre as suas missões, está a de receber as autoridades. Muitas já passaram por aqui, porém esta, sem dúvida, é revestida de um teor muito especial naõ so para os católicos, mas para todos os brasileiros. Espero que a visita dele seja coroada de sucesso", ressaltou o Coronel-Aviador Flávio Luiz de Oliveira Pinto, Comandante da BAGL, que recepcionou o Papa.
No primeiro discurso oficial foi em solo brasileiro, depois de cruzar as ruas do centro do RIO em carro aberto até o PALÁCIO GUANABARA, o PAPA FRANCISCO pediu permissão para entrar no coração dos brasileiros. Foi mais uma demonstração de humildade do líder do Igreja Católica. A comoção dos peregrinos ao longo do trajeto mostra que o argentino já está cristalizado no coração dos brasileiros.
Ele chegou à Base Aérea do GALEÃO, na ILHA DO GOVERNADOR, por volta das 15:45 horas e, assim que saiu do local, num carro prata, era aguardado por centenas de fiéis. Na Avenida PRESIDENTE VARGAS, ele abriu o vidro do veículo para cumprimentar a população, que retribuiu acenando e tirando fotografias. Na altura da Avenida PASSOS, uma retenção o trânsito em direção à CANDELARIA obrigou a comitiva a reduzir a marcha.
Uma mulher conseguiu aproximar um bebê do carro e o papa abençoou a criança. Pelo menos um peregrino conseguiu entregar um papel a FRANCISCO. Desde o início da tarde, uma multidão já estava concentrada nas calçadas e sobre uma passarela da Avenida CHILE. Voluntários faziam um cordão de isolamento na rua, para permitir a circulação de veículos. Havia muitas pessoas com camisetas com o slongan da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE.
Muitos trabalhadores saíram mais cedo e ficaram no centro para ver o PAPA FRANCISCO, misturando-se com os jovens peregrinos. O funcionário público ALBERTO VIEIRA SANTOS era um deles. “Eu e toda a minha família somos católicos praticantes. É a segunda vez que verei um papa no BRASIL. Achei muito bom ele passar para ver o povo antes de se encontrar com as autoridades”, afirmou SANTOS. Na Avenida RIO BRANCO, uma multidão estava aglomerada nas escadarias da BIBLIOTECA NACIONAL e do TEATRO MUNICIPAL. Havia pouco policiamento e o cordão de isolamento também era feito por voluntários. A situação ficou um pouco aflitiva, mas FRANCISCO cruzou a cidade e o coração dos cariocas.

Uma bomba foi encontrada em um dos banheiros do Santuário Nacional de NOSSA SENHORA APARECIDA, na cidade de APARECIDA, interior paulista. O local receberá o papa na quarta-feira, dia 24. O artefato, que foi detonado pelos Esquadrão Antibombas do GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, foi encontrado pela FAB durante uma inspeção no local. A bomba era feita com um cano plástico envolvido com fita adesiva. “Tratava-se de uma bomba caseira e de baixo potencial lesivo”, disse a PM em um comunicado.
A nota oficial ressalta que o procedimento de hoje é treinado pelas equipes de segurança de APARECIDA. “Vale ressaltar que episódios semelhantes (como a detonação de artefatos suspeitos) faziam parte do treinamento das forças de segurança mobilizadas em APARECIDA e em nenhum momento a vida de civis esteve em risco”.
FRANCISCO deve ficar por cerca de oito horas na cidade do VALE DO PARAÍBA. De helicóptero, FRANCISCO sai do RIO por volta das 8 horas do dia 24, rumo à APARECIDA. No SANTUÁRIO NACIONAL, ele vai venerar a imagem de NOSSA SENHORA e celebrar uma missa. Às 13 horas, almoça no SEMINÁRIO BOM JESUS, para onde ele segue de papamóvel. Seu retorno ao RIO está marcado para as 16 horas.
Não será tarefa fácil participar da missa do PAPA FRANCISCO em APARECIDA. O SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA vai distribuir 13 mil pulseiras para as pessoas que quiserem entrar na BASÍLICA, onde dois mil convidados participarão da cerimônia. Para conseguir a pulseira que dá acesso à BASÍLICA será preciso madrugar, pois a distribuição começa às 5 horas. A missa acontece às 10:30 horas.
Ao todo, são esperadas cerca de 200 mil pessoas para acompanhar a missa celebrada pelo PAPA FRANCISCO. Quem não conseguir entrar na BASÍLICA terá a opção de quatro telões de LED do lado de fora.

“Quis DEUS na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu pontificado me consentisse voltar à AMÉRICA LATINA, precisamente ao BRASIL, nação que se gloria de seus sólidos laços com a SÉ APOSTÓLICA e dos profundos sentimentos de fé e amizade que sempre a uniram de modo singular ao sucessor de PEDRO. Dou Graças a DEUS pela sua benignidade”. São palavras do PAPA FRANCISCO, hoje, no PALÁCIO GUANABARA, no RIO DE JANEIRO. 

Um policial ficou gravemente ferido hoje durante confronto com manifestantes próximo ao PALÁCIO GUANABARA, no RIO. Ele foi atingido por um coquetel molotov. O PM sofreu queimaduras no tórax. Outros policiais também tiveram queimaduras e foram encaminhados ao hospital da corporação. Cinco pessoas foram presas.

O policial civil DANILO DA SILVA NASCIMENTO, de 43 anos, investigado pela Corregedoria Geral da Polícia Civil e pelo Ministério Público em esquema envolvendo extorsão de traficantes em CAMPINAS, se entregou ontem, domingo. Ele estava acompanhado de advogado quando chegou à sede da Corregedoria em SÃO PAULO. Ao todo 13 policiais estão sob investigação. Ainda estão foragidos DANIEL DREYR BAZZAN, LEONEL RODRIGUES SANTOS e SÍLVIO CÉSAR DE CARVALHO VIDEIRA, do DENARC.

O ex-jogador DJALMA SANTOS sofreu piora em seu estado de saúde hoje e precisou retornar para a UTI do Hospital HÉLIO ANGOTTI, em UBERABA, MINAS GERAIS. O bicampeão mundial com a seleção brasileira (1958 e 1962) passou mal no dia 30 de junho, logo após ver o jogo entre BRASIL e ESPANHA, na final da COPA DAS CONFEDERAÇÕES, no MARACANÃ. Ele teve de ser internado, chegou ao hospital com dificuldade para respirar e acabou diagnosticado com pneumonia. Segundo o boletim, DJALMA respira com ajuda de aparelhos.         

Foram mais de 12 horas de espera para a multidão que aguardava sob um calor de mais de 30ºC diante do Hospital de ST. MARY´S e do PALÁCIO DE BUCKINGHAN. Ao fim de um longo dia, foi anunciado o nascimento do filho do príncipe WILLIAM e de KATE MIDDLETON. O menino, que pesa 3,9 quilos, é o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, depois do pai e do avô, o príncipe CHARLES. Esta é a primeira vez que três herdeiros esperam ascender ao trono britânico.
O príncipe WILLIAM estava presente na hora do parto e ligou para a avó, a rainha ELIZABETH 2ª, para comunicar o nascimento, segundo o protocolo real. Mãe e filho estão bem e deveriam passar a noite no hospital. O ex-ginecologista da rainha, MARCUS SETCHELL, liderou a equipe que realizou o parto. SETCHELL teria adiado a aposentadoria e feito uma dieta sem álcool para se preparar para o parto.
A duquesa de CAMBRIDGE deu entrada no Hospital ST. MARY´S em trabalho de parto, pouco antes das 6 horas, usando um acesso lateral e driblando a imprensa que estava acampada no local havia dias à espera do nascimento do novo membro da família real. Ela foi de carro do PALÁCIO DE KESINGTON até o hospital, acompanhada pelo marido.
O nome do bebê poderá demorar dias até ser revelado. Os britânicos tiveram de esperar uma semana para saber o de WILLIAM e um mês para que fosse anunciado o nome de CHARLES.

Após uma forte reação da NORUEGA e de grupos de direitos humanos, os EMIRADOS ÁRABES anunciaram hoje que a norueguesa MARTE DEBORAH DALELV, de 24 anos “foi perdoada e está livre para deixar o país”. A jovem, que procurara uma delegacia de DUBAI para denunciar ter sido vítima de estupro, acabou sendo condenada a 16 meses de prisão por sexo fora do casamento, consumo de bebidas alcoólicas e falso testemunho.

Um terremoto de 6,6 graus de magnitude na província de GANSU, no oeste da CHINA, matou pelo menos 89 pessoas e deixou cerca de 300 feridos ao derrubar muitas casas, informou a mídia estatal hoje. Um segundo terremoto de 5,6 graus de magnitude atingiu a mesma região às 9:12 horas. Oito cidades da área remota e montanhosa sofreram danos graves em conseqüência do tremor.

A UNIÃO EUROPÉIA aprovou hoje a inclusão do grupo xiita libanês HEZBOLLAH na lista de organizações terroristas, uma decisão que até então tinha sido evitada pelo efeito potencialmente desestabilizador na região onde o grupo opera. O braço político do HEZBOLLAH está presente no governo libanês e a UNIÃO EUROPÉIA participa de muitos projetos cujo interlocutor político é o próprio HEZBOLLAH.  

2 014      :      -      QUARTA-FEIRA
No último sábado fui até o LABORATÓRIO do Hospital MANDAQUI para realizar a coleta de sangue para cumprir as requisições que me foram mandadas pelo TENENTE-CORONEL Méd PM ANTÔNIO MARTINS TIEPPO, do Centro Médico da PMESP, que também trabalha nesse hospital. Aconteceu que o laboratório não funcionou no sábado. Hoje, levantando bem cedo, retorno ao Hospital do MANDAQUI. Mesmo assim pego o número 342 para atendimento. A espera é demorada. Os 24 itens das requisições dão um certo trabalho para a atendente. Mesmo assim, um pouco antes das 10 horas isso está concluído e agora é esperar os resultados, que serão entregues depois do dia 8 de agosto.
Aproveito o tempo disponível e vou até a estação do Metrô MARECHAL DEODORO. Queria tirar o bilhete único do idoso, mas exigem um comprovante de residência e isso não tenho no momento.
No MMDC, vamos passar uma tarde mais tranquila. Mesmo assim recebo a visita dos parentes do veterano ANTÔNIO DONOSO VIDAL, seu neto RENATO DE BARROS e sua filha SÔNIA OLGA. Eles trazem um quadro com as medalhas que DONOSO ganhou quando vivo. Ele foi nosso associado número 7980, com data de admissão de 26 de outubro de 1972. DONOSO veio a falecer em 1987. Foi vereador eleito em 1946, mas cassado por ser comunista. Participou da FORÇA PÚBLICA. A família quer participar da Comissão dos Familiares dos Heróis de 32. O coordenador da COFAM, WILLIAM MASCARENHAS, está presente e tira fotos dos visitantes, colocando-as no facebook.
PATRÍCIA, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, está preocupada. Diz ela que a PM não está querendo fornecer o coral do Corpo Musical para o evento de 30 de julho. Converso, via fone, com o MAJOR PM EZEQUIEL, do Corpo Musical. Diz ele que poderá fornecer o Coral, mas precisa de autorização da DEC (DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA). Vamos verificar isso amanhã. Já passam das 16 horas quando deixamos o MMDC.   

No jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” foi publicado hoje o artigo “O 9 DE JULHO, DE GETÚLIO AO PT”, de autoria de FERNÃO LARA MESQUITA.
São Paulo comemorou este mês o 82.º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, que muito pouca gente, neste Estado e no resto do Brasil, sabe o que foi. É impróprio, aliás, usar verbos no passado para tratar deste assunto, pois a luta de 1932, que começara pelo menos 50 anos antes com o Movimento Abolicionista, que desaguou na República e se confunde com a história deste jornal, é exatamente a mesma de hoje.
Gira em torno da seguinte pergunta: onde se quer instalar a sociedade brasileira emancipada, no campo da civilização ou no da barbárie? No Estado de Direito, com a lei igual para todos, ou nas variações do caudilhismo populista, onde fala quem pode e obedece quem tem juízo?
Numa meritocracia, em que só a educação e a dedicação no trabalho legitimam a diferença, ou no sistema em que a cooptação e a cumplicidade com a corrupção são os únicos caminhos para o poder e para a afluência?
O Movimento Abolicionista é o primeiro na História do Brasil a surgir nas ruas, não nos palácios, e a tomar o País inteiro numa avassaladora mobilização cívica. Nasceu sob inspiração direta da Revolução Americana. Muitos de seus principais líderes brancos e negros frequentaram as mesmas "lojas maçônicas" lá, nos Estados Unidos, onde a elite do Iluminismo fugida do absolutismo monárquico europeu, regime sob o qual viviam o Brasil e o resto do mundo de então, iniciou o debate que resultaria no desenho das instituições da democracia moderna.
Tratava-se de uma humanidade escaldada por 2 mil anos dormindo sob o risco de sua majestade acordar de mau humor e mandar torturá-la até a morte sem ter de dar explicações a ninguém. Para garantir que nunca mais fosse assim aqueles conspiradores estabeleceram os princípios fundamentais da democracia que até hoje não se instalou por aqui: o império incontestável da lei, inclusive e principalmente sobre os governantes; a vontade popular,
democraticamente aferida, como única fonte de legitimação dessa lei, e o mérito no trabalho como única fonte de legitimação do poder econômico; a descentralização do poder para garantir a fiscalização mais direta possível dos representados sobre os representantes, concentrando nos municípios todas as decisões e os serviços públicos que pudessem ser prestados no âmbito deles; nos Estados, apenas as que se referissem aos assuntos que
envolvessem mais de um município; e na União, só as que não pudessem ser resolvidos por essas duas instâncias, mais as relações internacionais.
Para reduzir ainda mais o espaço para que as tentações do mando não produzissem os efeitos que sempre produzem no caráter dos homens, determinou-se que cada uma dessas instâncias de governo fosse dividida em três Poderes autônomos e independentes entre si, uns encarregados de fiscalizar os atos dos outros.
Não foi à toa, portanto, que os brasileiros oprimidos que testemunharam esse verdadeiro milagre se tivessem encantado a ponto de dedicar sua vida a fazê-lo acontecer também no Brasil.
Foi em nome desses princípios que nasceu a República. E foi para preservá-los que foram feitas a Revolução de 1930, a Revolução de 1932, a redemocratização de 1945, o contragolpe de 1964 e a redemocratização de 1985.
Getúlio traiu, como Lula, a bandeira da "ética na política", que levou os dois ao poder, em 1930 e em 2002. Getúlio, adiando a convocação de uma Constituinte e nomeando títeres como governadores dos Estados até que São Paulo se levantasse contra a sua ditadura não declarada, em 1932; Lula, aliando-se a todos os "carcomidos" da política, que se elegeu atacando, para se perenizar no poder.
Foram 87 dias de uma guerra desigual contra os Exércitos da União. São Paulo foi derrotado militarmente, mas teve uma vitória moral tão indiscutível que Getúlio, depois de devolver o governo do Estado a lideranças paulistas (na pessoa de Armando Salles de Oliveira), sentiu-se constrangido a convocar finalmente a Constituinte que deu ao Brasil, em 1934, a única Constituição verdadeiramente democrática que o País teve.
Tão democrática que o caudilho não conseguiu conviver com ela e "fechou" o País, em 1937, impondo a sua própria lei e reinstalando a ditadura. Um movimento semelhante ao que o PT repetiu agora com o Decreto 8.243, que segue vigendo, recorde-se, e determina que nossas leis passarão a ser feitas não mais exclusivamente por um Congresso legitimado pelo voto de todos os brasileiros, mas pelos "movimentos sociais" que o partido escolher.
Um dos primeiros atos da ditadura varguista foi queimar cerimonialmente as bandeiras dos Estados da Federação. O PT também trata de centralizar o poder, mas por meio de uma sucessão de medidas provisórias e outros expedientes sub-reptícios que, passo a passo, vão tirando atribuições e fontes de arrecadação dos Estados e municípios, de modo a deixá-los totalmente dependentes da União.
Getúlio fechou o Congresso; o PT subornou o Congresso. Getúlio instalou um Poder Judiciário teleguiado; o PT criou um Poder Judiciário colonizado. Getúlio instituiu o regime em que "para os amigos, (o Estado dava) tudo; para os inimigos, (o Estado aplicava) a lei"; o PT instituiu o sistema dos vazamentos seletivos para a imprensa dos "podres" de seus adversários políticos, verdadeiros ou falsos, de par com as suítes especiais nos presídios para os poucos "amigos" condenados antes da desmontagem do Poder Judiciário. Getúlio criou a indústria de base e a distribuiu entre os "amigos" que financiavam o regime; o PT reverteu a economia democratizada que recebeu na política dos "campeões nacionais" donos de monopólios
financiados com dinheiro público, hoje os maiores contribuintes de suas campanhas. Getúlio seduziu o povão com a outorga de direitos sem a contrapartida de deveres; o PT seduziu o povão com os salários sem a contrapartida do trabalho. Getúlio criou os sindicatos pelegos sustentados pelo Estado; Lula e o PT são o produto direto deles.
São Paulo resistiu sozinho a Getúlio; São Paulo vem resistindo quase sozinho ao PT. A luta de 1932, portanto, ainda não acabou. E em outubro próximo haverá mais uma batalha decisiva.

O cantor RAFAEL ILHA, de 41 anos, foi transferido hoje para a Penitenciária Estadual de FOZ DO IGUAÇU, no PARANÁ. Ele foi preso na tarde de ontem, segunda-feira, na fronteira entre BRASIL e PARAGUAI, quando tentava entrar no País com um armamento.
A Polícia Federal informou que o ex-integrante do GRUPO POLEGAR foi encontrado em uma ação conjunta com a Receita Federal. Segundo o órgão, ele e a esposa, de 31 anos, tentavam “entrar em território nacional com uma arma calibre 12, além de 50 cartuchos de munição do mesmo calibre e um aparelho de choque”.
A mulher do músico foi abordada pelos policiais ao descer de uma mototáxi na aduana da Ponte Internacional da Amizade. Ela carregava sacolas com mercadorias nas quais foi encontrado o armamento. Ao perceber a prisão da esposa, RAFAEL se identificou como proprietário da arma.
Os dois foram presos em flagrante e serão indiciados por tráfico internacional de armas. A pena para o crime é de quatro a oito anos de prisão.
Depois de fazer sucesso no início dos anos 1990 com o grupo jovem POLEGAR, RAFAEL ILHA colecionou confusões. O cantor tem um longo histórico de envolvimento com drogas e com o crime. Em 1998, ele foi preso pela primeira vez por assalto. Meses depois foi pego por porte ilegal de drogas e, nos anos 2000, passou por uma clínica para se livrar da dependência química. Em 2005, foi preso por porte ilegal de armas e em 2008 voltou para a cadeia por formação de quadrilha. Atualmente ele é repórter e produtor no programa “A TARDE É SUA”, na Rede TV.

A Polícia Civil prendeu hoje 60 suspeitos em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC paulista, dos quais 11 são menores de idade e 19 foram detidos em flagrante. A operação apreendeu, ainda, 54 quilos de entorpecentes e 120 veículos. Segundo a polícia, a ação não tem relação com o combate ao crime organizado e os presos não formam uma única quadrilha – eles foram enquadrados em crimes diferentes, principalmente tráfico de drogas e roubo a automóveis.

Quatro pessoas foram presas após uma tentativa de roubo a uma agência dos Correios na cidade de SÃO CAETANO DO SUL, ontem. Entre os presos está o vigia do local, que é suspeito de ter facilitado o assalto. Ele estava no último dia de trabalho como segurança e é amigo de infância de um dos suspeitos, com o qual trocou mensagens de celular no dia do roubo, o que levantou a suspeita da polícia.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu um carro-forte com mais de dois milhões de reais em multas de trânsito. O veículo também está sem licenciamento desde 2011. Os policiais pararam o carro-forte nesta manhã na Rodovia PRESIDENTE DUTRA, em GUARULHOS. A abordagem aconteceu, justamente, porque o veículo estava cometendo outra irregularidade de trânsito. O motorista foi autuado.

A SANTA CASA DE SÃO PAULO, o maior hospital da AMÉRICA LATINA e responsável por atender cerca de seis mil pessoas diariamente no pronto-socorro, fechou as portas nesta tarde. Nenhum paciente que chegou ao setor de urgência e emergência do Hospital Central, na SANTA CECÍLIA, no Centro da capital, conseguiu ser atendido. Não há previsão para o retorno dos serviços.
O motivo da medida drástica, de acordo com o provedor da instituição, KALIL ROCHA ABDALLA, é a falta de materiais básicos para os cuidados dos pacientes como luvas, seringas, esparadrapo e medicamentos.
“Hoje a SANTA CASA está devendo cinquenta milhões de reais para os fornecedores de insumos. Eles se negaram a enviar mais encomendas até que a dívida seja quitada”, disse ABDALLA, por volta das 17:30 horas depois que os atendimentos foram suspensos.
O médico afirmou eu os 700 leitos da unidade estavam ocupados e, até para esses pacientes, faltavam materiais. “Se não temos condições de atender nem as pessoas que estão internadas, não podemos continuar recebendo as seis mil pessoas que chegam diariamente”, acrescentou.
Em nota, a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA afirmou que “está envidando todos os esforços possíveis para reverter a situação junto às autoridades responsáveis pela saúde pública”.
A delicada situação financeira da SANTA CASA já foi excessivamente mostrada pelo jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO. Em abril do ano passado, a entidade tinha ameaçado parar de atender em 60 dias caso o governo federal não aumentasse em 100% o repasse da verba. Hoje, mais de um ano depois, a promessa foi cumprida. “A situação ficou extrema. A tabela SUS está defasada há dez anos. Vamos parar de receber paciente até que os governos federal, estadual e municipal melhorem o repasse das verbas”, afirmou ABDALLA.
Para ele, o principal problema é a desatualização do pagamento pelo SUS nos procedimentos médicos efetuados. “Para um parto normal hoje eu recebo quatrocentos reais, quando custa mais de mil reais para o hospital”, disse o provedor. (Reportagem de CAIO COLAGRANDE, LUCILENE OLIVEIRA e FERNANDO GRANATO para o DIÁRIO DE SÃO PAULO).

DUNGA parece mudado. Em sua apresentação como técnico da seleção brasileira, hoje, na sede da CBF, no RIO DE JANEIRO, sorriu, foi educado, respondeu pacientemente a todas as perguntas e até abriu as portas para receber sugestões de jornalistas. No entanto, a mudança que se faz necessária no futebol brasileiro ainda está longe de acontecer.
O treinador voltou à seleção com o mesmo discurso empregado em 2006, quando assumiu o cargo pela primeira vez. “Comprometimento” foi a palavra mais usada pelo substituto de FELIPÃO no comando da equipe nacional – famoso desde os seus tempos de jogador pela camisa amarelinha.
DUNGA deixou claro que sua cobrança será por amor à camisa. Apesar de a COPA DO MUNDO deste ano ter mostrado como o BRASIL está ultrapassado em termos táticos e de planejamento de futebol, ele tem outra visão.
“O futebol muda, mas não muda tanto. Todos falam em futebol ofensivo e pensam que é colocar quatro ou cinco atacantes. As equipes marcam cinco, dez metros atrás da linha do meio de campo. Você cria espaços para atacar. O importante é chegar com quatro, cinco jogadores à frente. Tem de ter movimentação”, analisou. 

Uma equipe da INTERPOL começou o processo de identificação das vítimas do voo MH17 da MALAYSIA AIRLINES. “Os corpos recuperados até agora foram registrados e numerados antes de serem transportados em trens refrigerados de DONETSK até o centro de operações em KHARKIV, onde equipes internacionais de identificação de corpos conduzirão exames preliminares”, afirmou a agência em um comunicado. Após os exames, os corpos serão levados à HOLANDA, onde o processo de identificação terá continuidade.

O corpo do homem mais procurado da CORÉIA DO SUL foi encontrado hoje pela polícia do país. YOO BYUNG-EUN era o empresário dono da balsa SEWOL, cujo naufrágio em abril deixou 304 mortos. Após diversos exames de DNA em um corpo localizado no dia 12 de junho em uma plantação de ameixa da cidade de SUCHEON (a cerca de 300 quilômetros ao sul de SEUL), os analistas concluíram que o corpo corresponde ao do magnata foragido, de 73 anos.

Desde que ISRAEL começou a ofensiva militar por terra contra o território de GAZA, há duas semanas, 121 crianças palestinas morreram -80 delas tinham menos de 12 anos, segundo dados da UNICEF (Fundo das NAÇÕES UNIDAS para a Infância), organismo da ONU, divulgados hoje. Ao todo, 84 vítimas eram meninos e 37 meninas, com idades que variavam entre cinco meses e 1 anos. Ainda de acordo com a UNICEF, pelo menos 904 crianças ficaram feridas.
Hoje, foguetes lançados por ISRAEL atingiram uma escola da ONU e locais utilizados pela imprensa internacional. “Uma escola de meninas da Agência da ONU para Refugiados da PALESTINA em GAZA atingida diretamente por bombardeios israelenses provoca mais deslocamentos e destruição”, escreveu a agência do TWITTER. Um foguete do HAMAS caiu a um quilômetro do aeroporto de TEL AVIV e provocou a suspensão e o cancelamento de voos de companhias aéreas norte-americanas e europeias para ISRAEL. A norte-americana DELTA teve de desviar para PARIS um BOEING 747 que seguia de NOVA YORK para TEL AVIV com 273 passageiros. Um avião de combate israelense bombardeou, sem provocar vítimas, o último andar de uma torre no centro de GAZA, onde estão localizadas a sede da rede de televisão AL JAZEERA e os escritórios da agência de notícias norte-americana ASSOCIATED PRESS.
Até hoje, a PALESTINA contabilizava mais de 600 mortos. No mesmo período, 27 soldados israelenses morreram, além de dois civis. Um soldado está desaparecido.
Para o Escritório de Assuntos Humanitários da ONU a situação é “devastadora” para a população de GAZA, território que abriga 4,5 mil pessoas por quilômetro quadrado.
Mais de 118 mil palestinos abandonaram seus lares. Os refúgios da ONU estão lotados e em GAZA, uma faixa de 360 quilômetros quadrados, não há para onde fugir. As saídas para ISRAEL e para o EGITO estão fechadas.
O secretário-geral da ONU, BAN KI-MOON, e o secretário de Estado norte-americano, JOHN KERRY, tentam estabelecer um cessar-fogo. KERRY chegou na segunda-feira à noite ao CAIRO, capital egípcia, mas não tinha conseguido fechar um acordo nesta noite. “Um cessar-fogo não está próximo”, disse a ministra da Justiça, TZIPI LIVNI, vista como a integrante mais moderada no gabinete de segurança do primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU. “Não vejo luz no fim do túnel”.
ISRAEL lançou sua ofensiva em 8 de julho para tentar parar os disparos de foguetes a partir de GAZA pelo HAMAS, que intensificou os ataques depois de uma repressão contra seus militantes na CISJORDÂNIA. O grupo enfrenta dificuldades econômicas por causa de um bloqueio de ISRAEL e do EGITO ao território.              

2 015    :     -    QUARTA-FEIRA
Vamos trabalhar no computador logo cedo. Estou ainda atualizando o dia 22 de julho, que comecei ontem à noite. Muito frio nesta manhã. Mesmo assim vou para o centro da cidade de SÃO PAULO, onde almoço com FERREIRA, RAFAEL, MAURÍCIO e DANILO, conforme tínhamos combinado ontem.
Depois vou para o OBELISCO DO IBIRAPUERA. Encontro MARINEI trabalhando exaustivamente na confecção dos diplomas das medalhas que serão entregues nos nossos próximos eventos, principalmente no dia 31 de julho, em PIRITUBA, na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS. Ela registra os diplomas da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA que será entregue em CURITIBA no dia 25 de julho. Na minha ida ao PARANÁ eu levarei esses diplomas.
WILLIAM MASCARENHAS mostra-me a Ficha de Inscrição do CAPITÃO-DE-MAR-E-GUERRA FRANCISCO CALIJURI NETO, atualmente Chefe do Departamento Médico do 8º Distrito Naval. Ele agora é associado do MMDC. CALIJURI já recebeu o COLAR DA VITÓRIA. Telefona-me o TENENTE-CORONEL PM AMÉRICO que pretende fazer uma solenidade em BARUERI no dia 20 de agosto. Também o 1º TENENTE PM PERPÉTUO, do 9º BPMI - MARÍLIA  - quer realizar um evento na sua cidade no dia 25 de agosto.
NICANOR, que está regressando à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, telefona-me para falar do blog de MARIA CLARA LIRA - CASABLANCA, 200 ANOS DE HISTÓRIA - VELHOS TEMPOS, NOVOS DIAS. Uma das matérias do blog de MARIA CLARA diz respeito à Revolução de 32. Nas imagens está também o pai do NICANOR. Vou colocar essa matéria em meu blog, logo mais.

Os dois suspeitos de participarem do roubo que acabou com a morte da analista de sistemas CONSUELITA FREITAS, 43 anos, se entregaram hoje à Polícia Civil. O crime ocorreu na manhã de domingo, no km 87,5 da Rodovia FERNÃO DIAS, em GUARULHOS, no limite com SÃO PAULO.
LEONARDO FERREIRA DE FREITAS, 19, e IGOR TENÓRIO DA SILVA, 19, foram detidos na favela SÃO RAFAEL, próximo ao local do crime e ontem moravam, após negociação com o padastro de um deles. Ontem à noite, o homem ligou para a polícia e disse que os garotos não tinham mais para onde fugir e se entregariam hoje.

O Secretário de Segurança Pública, ALEXANDRE DE MORAES, suspendeu temporariamente o comboio de troca de turno da ROTA. Na semana passada, uma das viaturas capotou durante manobra e o PM que dirigia o carro corre o risco de perder o braço.

Dois criminosos em fuga resolveram atirar pela janela do carro em que estavam o dinheiro que tinham roubado horas antes. Eles renderam o dono de um supermercado em ITAQUAQUECETUBA, na região metropolitana, e levaram o faturamento do dia. Policiais conseguiram recuperar 11.380 reais na VIA DUTRA. A dupla foi presa ontem à noite.

A USP divulgou o retrato falado do homem que estuprou uma aluna de 17 anos há cerca de um mês no campus da universidade. O acusado parece ter 19 anos, 1,75 metro e usa piercing na sobrancelha direita. O caso ocorreu em 15 de junho, mas a ocorrência foi registrada duas semanas depois.

A Polícia Militar cumpriu nesta manhã mandado de reintegração de posse em um prédio de 12 andares na Rua CONSELHEIRO CRISPINIANO, no Centro. Cerca de 200 pessoas que viviam no local, ocupado desde o dia 12 de abril por 68 famílias ligadas à FRENTE DE LUTA POR MORADIA, foram retiradas por volta das 5 horas. Segundo a PM, a reintegração ocorreu pacificamente e teria sido pedida em abril. Os invasores reclamaram que o prédio estava abandonado.

O presidente do STF, RICARDO LEWANDOWSKI, determinou hoje que o juiz federal SÉRGIO MORO preste informações ao tribunal antes de julgar o processo no qual o presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, foi citado - há a suspeita de recebimento de 5 milhões de reais de propina originada em pagamentos da PETROBRÁS. O caso está na Justiça Federal do PARANÁ e CUNHA protocolou reclamação para seja encaminhado ao Supremo. LEWANDOWSKI atendeu o pedido alternativo e exigiu que as explicações a serem prestadas sejam "encaminhadas ao STF - antes da prolação da sentença".      

A advogada BEATRIZ CATTA PRETA, uma das maiores especialistas em delação premiada do país, está abandonando seus principais clientes na OPERAÇÃO LAVA JATO. Na segunda-feira, ela comunicou ao juiz SÉRGIO MORO que estava deixando de atender os réus AUGUSTO RIBEIRO MENDONÇA NETO e PEDRO BARUSCO. No dia 16, ela já havia deixado de atender JÚLIO CAMARGO. BEATRIZ não informou ao juiz a razão de sua decisão. Na semana passada ela deixou de ser advogada de JÚLIO CAMARGO após o empresário ter denunciado que o presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, recebeu 5 milhões de dólares em propinas.

A Procuradoria-Geral da República da SUIÇA informou hoje que ampliou uma investigação de corrupção na PETROBRÁS para incluir a ODEBRECHET e outras companhias associadas. "Subsidiárias da OBEBRECHT são suspeitas de usar contas suíças para fazer pagamentos de propina a ex-executivos da PETROBRÁS, que também mantinham contas bancárias na SUIÇA", afirmou o gabinete do procurador-geral, em um comunicado. Hoje a Polícia Federal pediu à Justiça Federal a transferência para o Complexo Médico Penal de CURITIBA de oito presos das construtoras ODEBRECHT e ANDRADE GUTIERREZ.

O homem que detonou uma bomba em um evento repleto de jovens na segunda-feira na TURQUIA era um estudante universitário de 20 anos que viajara recentemente à SÍRIA. O terrorista suicida, identificado pela imprensa como SEYH ABDURRAHMAN ALAGOZ, era da província de ADIYAMAN, sudeste do país, e suspeito de vínculos com o ESTADO ISLÂMICO. O governo foi alvo de manifestações pela segunda noite seguida, com ativistas as autoridades de não fazerem o suficiente para combater aos extremistas em seu território. Pelo menos 11 pessoas foram presas. O acesso ao TWITTER foi bloqueado por algumas horas, após a Justiça proibir a divulgação de imagens do atentado em SURUC, no qual 32 pessoas morreram. Ao jornal " RADIKAL", a mãe de ALAGOZ contou que ele era um ex-estudante da Universidade de ADIYAMAN que trabalhava como pintor junto com o irmão de 25 anos antes de viajarem para o exterior. ALAGOZ teria passado seis meses fora e retornado há dez dias. "Eram bons meninos, eles não iriam ferir ninguém".

A polícia italiana informou hoje ter apreendido bens no valor de dois bilhões de euros e emitido 41 mandados de prisão contra a organização NDRANGHETA, da região do sul da CALÁBRIA, em um dos golpes mais duros contra a máfia no país. O grupo controlava sociedades na ÁUSTRIA, ESPANHA e ROMÊNIA e tinha sua base em MALTA, onde contava com licenças para operar nas ANTILHAS holandesas e no PANAMÁ. Entre os alvos da operação estavam 1,5 mil lojas de apostas, 83 sites de apostas, 45 empresas italianas e 11 empresas estrangeiras.

Uma universidade britânica informou hoje que fragmentos de um manuscrito do "ALCORÃO", encontrados em sua biblioteca são de uma das mais antigas cópias do texto islâmico no mundo, possivelmente escritos por alguém que pode ter conhecido o profeta MAOMÉ.
A datação por radiocarbono indica que os fólios de pergaminho, mantido pela Universidade de BIRMINGHAM, na região central da INGLATERRA, tinham pelo menos 1.370 anos, o que os torna um dos textos mais antigos do livro sagrado.
"Eles poderiam muito bem nos levar para poucos anos depois da real fundação do islã", afirmou DAVID THOMAS, professor de cristandade e islamismo na universidade.
Os pesquisadores disseram que o manuscrito consistia de duas folhas de pergaminho, continha partes das suras (capítulos) 18 a 20 e foi escrito com tinta em uma forma primitiva de escrita árabe conhecida como hijazi.

De acordo com a universidade, por muitos anos os fragmentos tinham sido atados por engano com folhas de um manuscrito semelhante do "ALCORÃO", que data do final do século 7.
A datação por radiocarbono, cuja precisão é estimada em 95,4%, apontou que o pergaminho era de um período entre 568 e 645. Acredita-se que MAOMÉ viveu entre os anos 570 e 632.
Segundo os cientistas, o fragmento foi escrito em uma forma primitiva de árabe sobre pele de ovelha ou cabra. O professor THOMAS disse que os testes realizados nos fólios do pergaminho sugerem fortemente que o animal do qual o material foi feito tenha vivido durante o tempo de vida do profeta MAOMÉ ou pouco depois.
MAOMÉ morreu em 632 d.C. O documento pode ter sido escrito até duas décadas após a morte do profeta e o texto sofreu pouca ou nenhuma alteração. A descoberta será colocada em exposição no Instituto BIRMINGHAM, em outubro.
 
2 016    :      -      SEXTA-FEIRA
Quando MARINEI elaborou a lista dos associados que seriam agraciados com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA percebeu que teríamos de ter uma outra data para condecorar outros associados, pois o número era superior a 32. Com isso, teremos nesta sexta-feira um evento igual ao do dia15.
MARINEI vem me buscar às 23 horas. Ela traz consigo o LUCAS, seu filho, que está de férias.
Vamos pegar um trânsito muito congestionado na Avenida do Estado e outras ruas que somos obrigados a tomar para chegar no Obelisco do IBIRAPUERA. No caminho, MARINEI recebe um telefonema de seu filho GABRIEL. Ele quebrara a chave da porta de entrada do apartamento onde eles moram. MARINEI recorre ao seu marido, para resolver esse problema, pois não tem outra chave.
Encontramos no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 os indicados para serem condecorados e convidados deles. A CABO PM DÉBORAH, do Corpo Musical, é nossa oradora. Ela já está acostumada com nossas solenidades e hoje vai cumprir essa missão de maneira brilhante. Também estão presentes: FERNANDO MORENO, SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, ORITIA ABREU SERAFIM, WILLIAM MASCARENHAS, RODRIGO GUTENBERG, LUCIANA TRINDADE, NEUSA BELTRAME, VERA LÚCIA SILVA, JORGE CRUZ, FERNANDO MORENO JÚNIOR, MARCOS AURÉLIO DE PAULA, IVONETE A. A. HERINGER.
São condecorados com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA:
DR ADOLFO BOLÍVAR SAVELLI
CAP PM JEFFERSON AURÉLIO CANSIAN (não pode comparecer)
1° TEN PM GEORGE MARCEL DOS SANTOS SOSSAI
1° TEN PM PEDRO BELMIRO MENDES FILHO
1°TEN PM LUCAS NUNES DIOGO
1° TEN PM DJENIPHER DELINEADA CASTRO BENEDITO DE ALVARENGA
SRA NEUSA MARIA BELTRAME
AL OF FERNANDO GENAURO
2°SARGENTO PM EDUARDO SASSI
2°SARGENTO PM MARCELO AUGUSTO VELOSO
3°SARGENTO PM CARLOS ALBERTO DA COSTA
3°SARGENTO PM CLÁUDIO APARECIDO DE OLIVEIRA
SR. JOÃO FABIANO DE GODOY
SR. LUCIANO HENRIQUE TRINDADE
CB PM CARLOS ALBERTO DUARTE
CB PM JULIANO VELOSO CARNEIRO
CB PM ROBSON ANTUNES ROCHA
CB PM LUCAS ROBERTO GUEDES
CB PM LEANDRO AUGUSTO SYLVESTRE DA SILVA
CB PM JORGE LUIS MARTIN
CB PM MARCO AURÉLIO DE PAULA
SD PM MACOOT DA SILVA RIBAS
SD PM GUSTAVO DE OLIVEIRA PROCOPIO
SD PM EDNEI LAEDIS DOS SANTOS JUNIOR
SD PM ROAN PABLO CUNHA BENEDITO DE ALVARENGA
SR. JORGE BATISTA CRUZ
SR. FERNANDO MORENO JUNIOR
SR. RENATO ARAÚJO DA SILVA
Doutor ADOLFO BOLÍVAR SAVELLI faz uso da palavra em nome de todos os condecorados.
Também temos a declamação do poema “OS JOVENS DE 32” por JOSÉ JANTÁLIA e a premiação do SOLDADO DE 32, uma peça artesanal confeccionada pelo RODRIGO GUTENBERG.
Essa solenidade realizou-se de maneira impecável, com elogios pronunciados nas conversas que temos após a cerimônia.

Palavras de RENATO SILVA neste 22 de julho: 
Por acreditar nos mesmos ideais de defesa das Instituições Constitucionais que motivaram o Movimento de 32 e, principalmente por exercer, com convicção, ao longo de mais de 4 décadas, o Voluntariado e a Responsabilidade Social em ações junto aos Jovens no Movimento Escoteiro, esse Gaúcho, Paulista de Coração, cidadão do Mundo, recebeu nesta data, com muita humildade, respeito e uma pontinha de orgulho, a importante Medalha Constitucionalista.
A imposição da Medalha ocorreu em emocionada e intimista cerimônia no Mausoléu Constitucionalista, em São Paulo.
A comenda foi concedida também a outros destacados Líderes Sociais e membros de todos os escalões da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pela Sociedade Veteranos de 32 MMDC.
A Democracia permite que nós, seres humanos, superemos locais de nascimento, bairrismos exacerbados e injustificados preconceitos, ultrapassemos barreiras políticas e utilizemos o "softpower" em substituição ao "hardpower" como solução de conflitos pessoais ou sociais.
Uma vez concedida a Comenda, aguardei mais de dois anos até chegar a este momento que, como sonhei, ocorreu em excelente companhia na base do Obelisco do Parque do Ibirapuera. Obrigado irmão WILLIAM WORTH e CORONEL MÁRIO VENTURA!
Como nos ensinou a Manu na simples sabedoria de seus 4 anos, durante a visita desta tarde ao belíssimo Mausoléu:
"Porque, em vez de irem à guerra, eles não sentaram-se e conversaram? Não teriam morrido!"
Alguns tornaram-se heróis através de sua luta e de sua morte, mas seus ideais continuam vivos. Entretanto, um dia, as novas gerações também entenderão a lição da Manu!
Palavras de LUCIANO TRINDADE
A Medalha Constitucionalista é uma comenda emérita repleta de significado, pois remete ao civismo, ao patriotismo e ao sacrifício que muitos tiveram, inclusive pagando com sangue e com suas próprias vidas, para que o Brasil pudesse consolidar-se como um país onde impera a liberdade e a democracia. A condecoração é ofertada aos que, por seus méritos e serviços relevantes prestados à São Paulo, façam jus a tal reconhecimento.
Nesta sexta-feira, completando os 35 anos de minha promessa escoteira, tive o privilégio de receber a comenda das mãos do Coronel PM Mario Ventura e do Ch. William Worth. Um momento ainda mais especial por estar na companhia dos amigos tão queridos Renato, Vera, João Fabiano, Neusa, Fernando, Rodrigo, Oritia e Marinei Chalub.
MARINEI e LUCAS trazem-me até minha casa. Devo muito a eles, sempre atenciosos para com a minha pessoa.

Um dos suspeitos de planejar terrorismo no Brasil presos nesta quinta-feira, 22, Vitor Barbosa Magalhães, o Vitor Abdullah, é professor. 
Vitor dá aulas de árabe pela internet. O curso era ministrado até mesmo para crianças no Brasil. Morador da cidade de Guarulhos, Vitor é descrito pela família como um rapaz brincalhão. 
Com dois filhos e casado, ele decidiu se converter ao islamismo, alegando que não se identificava com a religião dos pais. O professor sempre gostou muito de estudar línguas. Formado em português e inglês, o jovem da periferia fala árabe e estuda russo. 
Parece que o Estado Islâmico age da mesma forma que os comunistas, ou seja, ataca os ideais, se infiltram como professores para poderem doutrinar crianças. 
Possivelmente, Vitor, seria contra o projeto escola sem partido.

A Polícia Federal informou que um dos dois suspeitos de envolvimento com supostos atos preparatórios de terrorismo, se entregou às 18 horas de hoje, em VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE, no MATO GROSSO. O suspeito deverá ser levado para o presídio federal de segurança máxima, em CAMPO GRANDE, onde estão outros dez presos também sob acusação de envolvimento com o terrorismo.

O enfermeiro ISMAEL SANTOS, de 37 anos, foi preso em flagrante, nesta manhã, pouco tempo depois de ter matado a ex-mulher em frente à Unidade Básica de Saúde REPÚBLICA, no centro de SÃO PAULO. A vítima, FERNANDA SANTE LIMEIRA, de 35 anos, que também é enfermeira, trabalhava no posto municipal.
Policiais Militares da Escolta e Guarda da SSP ouviram tiros vindos da região da PRAÇA DA BANDEIRA com a Rua SÃO FRANCISCO e correram para o local. Testemunhas informaram aos agentes que um homem havia disparado ao menos seis vezes em uma mulher e entrado na Estação ANHANGABAÚ do Metrô.
ISMAEL foi localizado em um dos vagões e chegou a tentar trocar de blusa para não ser reconhecido. Dentro da mochila dele foi encontrada uma pistola calibre 380 com oito cartuchos.
FERNANDA foi casada com o acusado. Ele, conforme depoimento de testemunhas, teria ficado de tocaia no local do crime até que FERNANDA passasse. Por volta das 7 horas, quando viu a ex-mulher, a assassinou.
A enfermeira foi socorrida na própria unidade de saúde, mas não resistiu. O acusado foi levado ao 1º DP (SÉ), onde foi indiciado por feminicídio, além de porte ilegal de arma de fogo.
ISMAEL veio de BEBEDOURO, interior, onde mora, justamente para matar FERNANDA. O casal teria uma relação conturbada por conta da guarda da filha de seis anos. Segundo familiares, ela havia registrado boletins de ocorrência de ameaça contra o marido.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde manifestou pesar pela morte de FERNANDA na porta da UBS REPÚBLICA. “Funcionária da unidade desde 2011, ela atuava na equipe de Consultório Na Rua, voltado ao atendimento à população em situação de rua, com dedicação e zelo”.  

Dez dias depois da morte de HECTOR BABENCO, a briga pelos bens do diretor parece já estar a todo vapor. Segundo o colunista LEO DIAS, do jornal carioca “O DIA”, as filhas do cineasta, MIRA e JANKA, se recusam a dividir o patrimônio do pai com a atriz BÁRBARA PAZ, última companheira de HECTOR.
Elas alegam que o pai e a artista nunca foram casados no civil e que os dois brigavam com frequência, terminando e retornando a relação várias vezes, o que não definiria uma união estável. Em janeiro de 2014, por exemplo, eles chegaram a romper oficialmente, mas voltaram a circular juntos em setembro de 2015. BABENCO deixou um testamento definindo o destino de seus pertences, mas o documento ainda não foi aberto. Tudo indica que BÁRBARA terá de recorrer à Justiça para conseguir qualquer coisa deixada a ela pelo diretor. Procurada, a atriz não se pronunciou. Ela está ocupada com as apresentações de sua peça “GATA EM TELHADO DE ZINCO QUENTE”, em cartaz no RIO DE JANEIRO, após uma temporada de sucesso nos palcos paulistanos.

Querida pelo público por causa de “A DIARISTA”, a atriz CLÁUDIA RODRIGUES sofreu um grande susto: ela foi assaltada em CURITIBA por homens armados, que usaram de muita violência contra ela.
“Vim aqui dar uma notícia triste. E, minha filha e minha empresária fomos assaltadas em um bairro nobre de CURITIBA por dois homens armados. Com muita violência, tiraram a gente do carro, quebraram meu pé, meu tornozelo, minha fíbula...Por causa disso, vou ficar dois meses sem colocar meus pés no chão”, contou ela em um vídeo postado hoje em seu canal no YOU TUBE.
A atriz, que planejava usar a plataforma on-line para lançar o programa “CARA A CARA COM CLÁUDIA RODRIGUES” em outubro, agora teve de adiar a atração. Ela foi fotografada hoje no Aeroporto SANTOS DUMONT, no RIO, em uma cadeira de rodas e com o pé enfaixado.
Aos 45 anos, CLÁUDIA já enfrentou outros desafios além do assalto: em 2006, ela revelou que sofre de esclerose múltipla, uma doença que afeta o cérebro e a medula, causando perda de força, espasmos, depressão, fadiga e falta de equilíbrio. Por causa da doença, precisou se afastar da TV em  2012, no auge da personagem OFÉLIA, do “ZORRA TOTAL”, para se tratar. No ano passado, ela raspou a cabeça e fez um transplante de células-tronco, que alcançou os resultados desejados e deram a ela uma vida mais controlada. “Minha vida é como antes, infelizmente, mas garanto que já foi pior. Hoje, apesar da fadiga, falta de equilíbrio e problema na marcha, tenho uma vida quase que normal”, contou ela ao site EGO no ano passado. “Tiro a doença de letra, graças à força que tenho recebido de minha filha, da minha empresária, mas é muito chato ter limitações”.
Os planos de CLÁUDIA eram voltar a atuar até o fim deste ano. Com as consequências do assalto, porém, o retorno da atriz será adiado mais uma vez.  

Um tiroteio em um shopping center, o OLYMPIA, em MUNIQUE, ALEMANHA, deixou a EUROPA novamente em alerta com o terrorismo. Em meio a informações desencontradas sobre o número de mortos, a polícia do país afirmou suspeitar da ação de três atiradores.
Um porta-voz da polícia disse que ao menos oito pessoas morreram no episódio e várias outras ficaram feridas. Mas o jornal “MUENCHER ABENDZEITUNG” sustentava, até esta noite, que o número era de 15.
As autoridades decretaram estado de emergência na cidade. As pessoas foram alertadas a permanecerem em casa. Os tiros teriam sido dados principalmente em crianças. A ação começou em uma loja do Mc DONALD´S em uma rua próxima ao shopping center. A ação seguiu em uma outra via próxima e, depois, para dentro do centro de compras.
Uma vasta área nos arredores do shopping foi isolada. Até às 20 horas, os atiradores não haviam sido encontrados. Relatos não confirmados oficialmente informam que um dos assassinos teria se suicidado após o ataque e indicaram um segundo tiroteio no metrô. As autoridades pediram à população que evitasse lugares públicos. Além disso, orientou os moradores para que não postem imagens nas redes sociais.
“Não apoie os criminosos, escreveu a polícia. A principal estação de trem foi esvaziada e os serviços de ônibus e metrô, suspensos.
Este é o segundo ataque nesta semana na ALEMANHA. Na segunda-feira, um jovem afegão feriu cinco pessoas em um trem na BAVIERA com machado. A ação foi reivindicada pelo ESTADO ISLÂMICO. A polícia local trata o caso de hoje também como terrorismo.
A decisão alemã de aceitar dois milhões de refugiados desde o início da crise na SÍRIA fez com que a aprovação da chanceler ANGELA MERKEL despencasse e abriu espaço para a volta de grupos nacionalistas de extrema-direita que pedem o fim das imigrações e pregam o uso da violência contra muçulmanos.    
                              
2 017       :     -    SÁBADO
POLÍCIA MILITAR
Decretos de 21-7-2017
Promovendo, nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, por merecimento, os Tenentes-Coronéis PM: 862825-4 Vanderlei Ramos, do 15º BPM/M; 862791-6
VANDERLEI RAMOS nasceu em 9 de julho de 1966. Entrou para a PMESP em 3 de fevereiro de 1986. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1991. Foi promovido a 2º TENENTE em 15 de dezembro de 1991.
José Marcelo Macedo Costa, da PM-3; 864057-2
Nasceu em 14 de março de 1969. Entrou para a PMESP em 3 de fevereiro de1986. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1991. Foi promovido a 2º TENENTE em 15 de dezembro de 1991.
Luiz Alberto Rodrigues da Silva, do 11º GB;
Nasceu em 1º de fevereiro de 1968. Entrou para a PMESP em 23 de fevereiro de 1986. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1991. Foi promovido a 2º TENENTE em 15 de dezembro de 1991.
 e 862800-9 Marcelo Miranda de Santana, da APMBB.
Nasceu em 25 de março de 1970. Entrou para a PMESP em 23 de fevereiro de 1986. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1991. Foi promovido a 2º TENENTE em 15 de dezembro de 1991.
Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção, os Coronéis PM: 862825-4 Vanderlei Ramos, no CPA/M-2; 862791-6 José Marcelo Macedo Costa, no CPA/M-8; 864057-2 Luiz Alberto Rodrigues da Silva, no CBI; e 862800-9 Marcelo Miranda de Santana, no CPA/M-4. Transferindo, por conveniência do serviço, os Coronéis PM: 840907-2 Nelson Celegatto, do CeCaP-EEF para o C Com Soc, mantendo-o na condição de adido, por conveniência do serviço, ao EM/E; 851973-A Luiz Carlos Pereira Martins, do CPM para a DEC; 840897-1 Marcelo Cortez Ramos de Paula, da ESSgt para o CeCaP-EEF; 840042-3 José do Carmo Garcia, do CPA/M-2 para a ESSgt; 852065-8 José Eduardo Stanelis de Aquino, do CPA/M-4 para o CPM; 862757-6 Carlos Alberto Machado, do CPA/M-8 para o CPI-10; e 862808-4 Paulo Luiz Scachetti Junior, do C Com Soc para o GRPAe, cessando sua adição.

A cidade de SÃO PAULO poderá ganhar mais um parque. Após décadas de disputa na Justiça, enfim o Ministério da Defesa e a prefeitura da capital paulista chegaram a um possível acordo sobre o que se fazer com parte da área do CAMPO DE MARTE, na zona norte da cidade. A decisão foi tomada em reunião na última sexta-feira, dia 21 de julho, com participação do ministro da Defesa, RAUL JUNGMANN, e do prefeito JOÃO DÓRIA.
O CAMPO DE MARTE tem uma área total de 2,1 milhões de metros quadrados, sendo que apenas 975 mil metros quadrados estão sob administração da INFRAERO, onde funciona um aeroporto. Nos outros 1,13 milhão de metros quadrados, que estão aos cuidados do Comando da Aeronáutica, há um hospital, o Parque de Material Aeronáutico, o Centro Logístico, Subdiretoria de Abastecimento, a Prefeitura da Aeronáutica e uma vila militar. O restante do terreno é inutilizado.
Segundo o acordo que deve ser firmado entre prefeitura e o Ministério da Defesa, na primeira fase do projeto serão destinados 401 mil metros quadrados para a implantação de um parque, que será o terceiro maior da cidade. De acordo com a prefeitura, os detalhes do projeto serão anunciados no dia 7 de agosto.
O ministério e a prefeitura não informaram contudo se o aeroporto que funciona no local será afetado pela construção do parque. Segundo a INFRAERO, o aeroporto opera com aviação executiva, táxi aéreo e escolas de pilotagem e abriga a maior frota de helicópteros do país. O local movimenta anualmente média de 125 mil passageiros e 71 mil voos.
A Prefeitura de SÃO PAULO e a UNIÃO disputam a posse da área do CAMPO DE MARTE há décadas. Após a derrota do estado na Revolução Constitucionalista de 1932, a então área municipal foi destinada para uso federal. Em 2011, o STF determinou a devolução à Prefeitura de todas as áreas do CAMPO DE MARTE, que não são usadas para a aviação e defesa.

O prefeito JOÃO DÓRIA passará quatro dias na CHINA em busca de investimentos e parcerias para o setor de transportes. Segundo a prefeitura, haverá encontro com investidores para o projeto de desestatização municipal e busca de crédito do banco chinês para o transporte. De acordo com o município, a CHINA é o maior parceiro comercial do município de SÃO PAULO. A cidade exportou 1,2 bilhão de dólares e importou 1,9 bilhão no ano de 2016.

Lideranças do PSDB disseram ao presidente MICHEL TEMER que entre 15 e 20 deputados deverão apoiá-lo na votação para barrar a denúncia de corrupção passiva. No entanto, o presidente tenta articulação para subir esse número já que, caso as previsões dos líderes da legenda estejam certas, mais da metade dos parlamentares tucanos querem que TEMER seja investigado.
Segundo o portal G1, o governo teme que o movimento de mais da metade da bancada tucana contra TEMER influencie outros partidos aliados da antiga oposição – como DEM e PPS – às vésperas da votação.
Por isso, TEMER viajou a SÃO PAULO hoje à tarde para tentar reagrupar apoios e orientou seus ministros tucanos – principalmente o da secretaria de governo, ANTONIO IMBASAHY, articulador político do governo – a fazer rodadas de conversas com os deputados do PSDB para aumentar o número de votos favoráveis.
O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, marcou a votação da admissibilidade da denúncia contra o presidente TEMER para o próximo dia 2. TEMER foi acusado pela Procuradoria Geral da União pelo crime de corrupção passiva junto com o ex-deputado RODRIGO ROCHA LURES, baseados na delação do empresário JOESLEY BATISTA. LOURES foi flagrado com uma maleta de 500 mil reais em abril deste ano.
Segundo a PGR, o dinheiro destinava-se a TEMER e era parte de propina paga pela JBS para que a empresa fosse favorecida em um processo para reduzir o preço do gás fornecido pela PETROBRÁS a uma termoelétrica da empresa.

Um policial militar morreu ao reagir a uma tentativa de assalto nesta manhã.
O SOLDADO FERNANDO ALMEIDA PEREIRA, de 29 anos, estava de moto, com um amigo, quando foi abordado por dois homens em uma outra motocicleta.
Segundo o boletim de ocorrência, um dos bandidos estava armado. O policial e o amigo desceram do veículo e, enquanto um dos criminosos tentava desativar o alarme da moto, o soldado entrou em luta corporal com um dos homens. Houve troca de tiros.
ALMEIDA foi atingido por dois disparos, socorrido ao HOSPITAL DE TAIPAS, na zona norte, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Um dos criminosos, de 21 anos, também foi baleado. Ele foi socorrido ao HOSPITAL DO MANDAQUI, também na zona norte, onde está internado sob escolta policial.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o outro bandido envolvido no crime é um menor de 17 anos. Ele foi identificado e está sendo procurado pela Polícia. O crime foi registrado no 72º DP (VILA PENTEADO), como latrocínio.
Em nota, a Polícia Militar lamentou a morte do policial. “A passagem do SOLDADO PM FERNANDO por este mundo rendeu bons frutos – o orgulho de sua mãe, pelo excelente exemplo de filho que sempre foi, a honra dos irmãos de farda que serviram a seu lado”. O soldado pertencia à 1ª Companhia do 9º BPMM (BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO).
De acordo com a SSP, foram registrados 56 latrocínios na capital paulista de janeiro a maio. Houve um aumento de 27% em comparação ao mesmo período de 2016.

Um ônibus municipal foi incendiado na noite de sexta-feira, dia 21 de julho, na Avenida BARREIRA GRANDE em SÃO MATEUS, zona leste da capital. Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 22:30 horas, o motorista de 39 anos, informou que cinco homens entraram no veículo. Antes de atearem fogo, eles pegaram o dinheiro do caixa. Ninguém ficou ferido. O caso foi registrado como roubo e incêndio no 69º Distrito Policial (TEOTÔNIO VILELA).

Um pedreiro de 30 anos foi preso em flagrante após roubar o celular de uma adolescente de 16 anos, na Rua MANUEL DA LUZ DRUMOND, por volta das 23:30 horas da sexta-feira no bairro SÃO RAFAEL, zona leste da capital. De acordo com o boletim de ocorrência, policiais encontraram a adolescente caída no chão. Ela contou que havia acabado de ser assaltada. Com as características do suspeito, os policiais fizeram buscas nas proximidades e localizaram o pedreiro machucado. Ele disse aos PMs que apanhou na rua após pegar o celular da moça. O celular roubado foi recuperado e devolvido à vítima. Já o assaltante foi encaminhado ao hospital SÃO MATEUS, onde foi medicado. Em seguida, foi encaminhado ao 49º DP (SÃO MATEUS).

Um jovem condenado por envolvimento na morte do médico JAIME GOLD, em 2015, na LAGOA RODRIGO DE FREITAS, zona sul do RIO, foi preso hoje. O homem de 19 anos é suspeito de roubar um supermercado em PETRÓPOLIS, na região serrana do RIO.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, que efetuou a prisão, o grupo do qual ALEXSANDRO DE JESUS MONTENEGRO SILVA fazia parte tentava escapar após o assalto, quando seus integrantes foram abordados pelos policiais. Houver perseguição e os suspeitos chegaram a atirar nos policiais. ALEXSANDRO, ainda menor de idade, foi condenado pelo assassinato do médico JAIME GOLD em 2015 e cumpriu pena de apenas 1 ano e 9 meses. Na ocasião, mesmo sem reagir ao roubo de sua bicicleta, o médico foi esfaqueado no braço e na barriga.

O ator JOHN HEARD, de 72 anos, foi encontrado morto ontem, dia 21 de julho, em um quarto de hotel em PALO ALTO, na CALIFÓRNIA, ESTADOS UNIDOS. Ele se recuperava de uma cirurgia nas costas. HEARD ficou mundialmente conhecido em 1990 por seu papel no filme “ESQUECERAM DE MIM”, no qual interpretou PETER McCALLSTER, pai do protagonista KEVIN (MACAULAY CULKIN). Antes de estrear nas telonas, HEARD atuou nos palcos da BROADWAY, e chegou a ganhar dois OBLE AWARD. No cinema, o ator também participou dos filmes OS BEATNIKS, de 1980, e QUERO SER GRANDE, de 1988. A causa da morte é desconhecida.   







Nenhum comentário: