quinta-feira, 6 de julho de 2017

NO DIA 6 DE JULHO DE 1958 (HÁ 59 ANOS ATRÁS) FORAM INAUGURADAS AS PORTAS DE BRONZE DO MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32.

59 a. da inauguração das portas de bronze do Monumento-Mausoléu ao soldado de 32, no dia 6 de julho de 1958. Forma solenemente iniciadas nessa data as comemorações do 25º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Às 10 horas, procedeu-se à inauguração das portas de bronze do Monumento-Mausoléu no PARQUE IBIRAPUERA. A esta cerimônia estiveram presentes os senhores: doutor JOSÉ ATALIBA LEONEL, secretário da Segurança Pública, representando o governador do Estado general PORFÍRIO DA PAZ; brigadeiro ARMANDO ARARIGBOIA, comandante da 4 ª Zona Aérea; D. PAULO ROLIM LOUREIRO, bispo auxiliar; doutor MARIO RONDINELLA, representando o magnífico reitor da Universidade de SP; major DOMINGUES COSTA HERNANDES, do CPOR; representantes de secretários do governo do Estado; dona OLGA PEREIRA PINTO, presidente da Associação Cívica Feminina; ÊNIO EVES MINHOTO, presidente do Centro Acadêmico XV DE AGOSTO; representantes da Câmara Municipal, da Associação Comercial e de outras entidades.
Após a bênção das portas por D. PAULO ROLIM LOUREIRO, falou o veterano MACHADO FLORENCE, chefe do cerimonial da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que expôs o significado das portas. A primeira, denominada “PORTA DA VIDA”, significa o trabalho, o progresso e a cultura do povo paulista, apresentando esculturas em alto relevo representativas de atividades econômicas e culturais de SÃO PAULO, na época da revolução constitucionalista. A segunda, chamada “PORTA DA GLÓRIA” é uma homenagem aos heróis de 1932 com esculturas representativas de suas lutas e sacrifícios. A “PORTA DA VIDA” está voltada para o nascente e a “PORTA DA GLÓRIA” para o poente.
Em seguida, a menina IARA MARIA PEREIRA LEITE e os meninos MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA FILHO e LUIZ ANTÔNIO SIQUEIRA SAMPAIO do Departamento Júnior da Sociedade Veteranos de 32-MMDC fizeram entrega das chaves das portas aos senhores JOSÉ ATALIBA LEONEL, secretário da Segurança Pública e ao professor BENEDITO MONTENEGRO, presidente da Fundação Monumento-Mausoléu, os quais abriram simultaneamente a “PORTA DA VIDA” e a “PORTA DA GLÓRIA”, inaugurando-as oficialmente. Ao final, foi realizada uma visita à cripta do monumento, onde se encontram sepultados os despojos dos heróis constitucionalistas. 

EXTRAÍDO DAS MEMÓRIAS DO VENTURA

Nenhum comentário: