quarta-feira, 2 de agosto de 2017

29 DE JULHO DE 2017 - SÁBADO

Resultado de imagem para mario fonseca ventura


DIA      V I N T E           N O V E    DE     J U L H O     DE     2 017     –     S À B A D O.
80 anos, 7 meses e 2 dias de idade.
Inicio de minhas memórias – 9 de julho de 1950
20º DIA DO ANO 68º
59 anos e 55 dias na PMESP.
58 anos e 168 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 21 210 dias – 506 320 horas.
53 anos e 326 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
29 anos e 138 dias no Posto de Coronel – 352 meses e 16 dias.
6 anos e 22 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 409 dias CORONEL - 25 anos e 228 dias na reserva.
11 447-669 432                               11 409-263 840                                 10 988-257 320.
DIA DE SANTA MARTA. Era irmã de SÃO LÁZARO e de SANTA MARIA MADALENA e recebeu mais de uma vez a visita de NOSSO SENHOR em sua casa, esforçando-se por atendê-lo com o máximo zelo. É considerada a padroeira das cozinheiras. Os irmãos moravam em BETÂNIA e MARTA era a mais velha dos irmãos. Foi a seu pedido que JESUS ressuscitou LÁZARO. Sua devoção começou na FRANÇA.

429 a. A INVENCÍVEL ARMADA da ESPANHA, que navegava em direção à INGLATERRA para invadir o país e conter seu poderio nos mares, é avistada pela primeira vez pelos britânicos em 29 de julho de 1588. Nas semanas seguintes, os ingleses, sob o comando de FRANCIS DRAKE (1540-1595), apanhariam os inimigos em um ataque surpresa e venceriam a batalha.
212 a. nasce CHARLES ALEXIS CLÉREL DE TOCQUEVILLE em 29 de julho de 1805. Em 1835, ele publica seu primeiro grande livro, “A DEMOCRACIA NA AMÉRICA”. O autor tem então 30 anos. É a glória. Em 1841, ele chega à Academia Francesa. “VIAGENS À INGLATERRA E À IRLANDA”, diário de viagem da visita feita pelo autor a estes países, foi lançado no BRASIL em 2000 pela editora IMAGINÁRIO. Já “O ANTIGO REGIME E A REVOLUÇÃO, último texto de TOCQUEVILLE está disponível em edição da Universidade de BRASÍLIA em parceria com a paulista HUCITEC.
181 a. inauguração do ARCO DO TRIUNFO, em PARIS, em 29 de julho de 1836. A primeira pedra foi colocada em 1806.
171 a. nasce a segunda filha de dom PEDRO II, ISABEL CRISTINA LEOPOLDINA AUGUSTA MICAELA GABRIELA RAFAELA GONZAGA DE BRAGANÇA BOURBON - em 29 de julho de 1846. É chamada de “A REDENTORA” por ter sancionado a LEI DO VENTRE LIVRE (1871) e a LEI ÁUREA (1888), assinada por uma pena de ouro, confeccionada especialmente para essa assinatura, com 18 quilates, 27 diamantes e 28 pedras vermelhas, medindo 22 centímetros e pesando 13 gramas. 
161 a. um tratado de amizade e navegação é assinado em ASSUNÇÃO entre a Confederação Argentina e a República do PARAGUAI em 29 de julho de 1856.
161 a. morre ROBERT SCHUMANN, compositor alemão, em 29 de julho de 1856.
136 a. da Rua FLORÊNCIO DE ABREU, inaugurada em 29 de julho de 1881.
134 a. nasce BENITO MUSSOLINI, estadista italiano, em 29 de julho de 1883.
131 a. inauguração do navio espanhol de guerra “DESTRUCTOR”, idealizado pelo marinheiro FERNANDO VILLAAMIL e que serve de modelo para todas as Marinas do mundo, em 29 de julho de 1886.
127 a. da morte do pintor holandês VINCENT VAN GOGH, em 29 de julho de 1890.
120 a. das seguintes publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 29 de julho de 1897: divulgada ontem em São Paulo a notícia da resolução do governo da União apelar para os Estados que dispõem de forças militares – o CORONEL CELESTINO ALVES BASTOS reuniu a oficialidade dos corpos sob seu comando geral e ouvindo-os, comunicou ao doutor CAMPOS SALLES que a brigada de São Paulo estava pronta a marchar a serviço da Pátria. O senhor presidente do Estado agradeceu esta louvável espontaneidade e levou por telegrama ao conhecimento do doutor PRUDENTE DE MORAES que consta ter aceitado esta corporação dos seus conterrâneos militares.
Em conferência ontem com o doutor FIRMIANO PINTO, secretário da Agricultura, o doutor CAMPOS SALLES escolheu as propostas dos senhores FIORITA & Comp e J. ANTUNES & Comp. para a introdução de 60 mil imigrantes para a lavoura do Estado.
Está concluída a construção do cruzador da Marinha de Guerra brasileira ALMIRANTE BARROSO. Sai breve dos estaleiros da EUROPA e, até o fim do próximo mês chegará a esta capital, pois as guarnições que devem conduzi-lo à pátria já partiram daqui.
Faleceu no RIO GRANDE DO SUL o GENERAL DE DIVISÃO JOSÉ DIOGO REIS. O GENERAL REIS era veterano da GUERRA DOS FARRAPOS.
119 a. das seguintes publicações no jornal DIÁRIO POPULAR do dia 29 de julho de 1898: dizem os dados policiais que estão recolhidos às prisões dos vários postos de segurança da capital cento e cinqüenta gatunos. Ao doutor chefe de polícia lembramos que a conveniência de deportá-los todos para a colônia militar do ITAPURA, que foi abandonada pelo governo federal.
Em aditamento a notícia que há dias demos sobre o aparecimento de cadáver de uma criança que boiava nas águas do Rio TAMANDUATEÍ, sabemos que já está descoberta a autoria do bárbaro crime. E uma italiana que já cometeu três crimes iguais a este. A polícia está na pista da criminosa esperando que seja coroada de êxito a diligência para a sua captura.
Uma folha da manhã noticia hoje que o célebre DIOGUINHO está vivo e que tem sido visto em diversas localidades do interior do Estado.
Preparam-se os festejos que terão caráter popular para a recepção do doutor CAMPOS SALLES. São promovidos para que se demonstre o contentamento geral pela maneira honrosa com que aquele presidente representou o BRASIL no estrangeiro.  
118 a. acordo de HAIA, através do qual todos os países europeus se comprometem a não usar gases asfixiantes nas guerras, em 29 de julho de 1899.
118 a. das publicações do jornal DIÁRIO POPULAR, de 29 de julho de 1899: fala-se que uma companhia de estrada de ferro ai entrar em acordo com outra, para prescindir de uma terceira na remessa de cargas e mercadorias de modo a promover a desvalorização das seções. É um plano futuro de muita importância, mas que deve despertar os acionista. (a terceira era a SÃO PAULO RAILWAY, inglesa, que detinha o monopólio dos transportes de JUNDIAÍ ao Porto de SANTOS, obtendo tarifas das demais ferrovias de longo curso, através de seu “funil ferroviário”. Só em 1938 esse monopólio caiu, quando a SOROCABANA chegou também ao litoral).
Pedem-nos os senhores FRANCISCO LOPEZ e SALVADOR MORGADO, multados ontem na venda número 184, da Rua SÃO CAETANO, quando jogavam dominó, reclamar contra o modo como procedeu o escrivão de polícia. MORGADO diz que entrava no armazém, quando a polícia ali chegava e sofreu por isso o vexame de ser revistado e multado.
Ontem, CECÍLIO de tal – qual ULISSES ardendo o peito em fogo – raptou a namorada MARIA ANTÔNIA. A polícia, avisada, prendeu o raptor e depositou a menina, para ligá-los pelos sagrados laços do himeneo. Ao que consta o tal CECÍLIO é já prático em raptos, pois é a segunda vítima, mas desta vez – caiu nos doces laços.
LONDRES – Aos jornalistas que têm entrevistado o MAJOR WALSIN ERTERHAZY, sobre a razão pela qual se recusa a ir depor perante o conselho de guerra de RENENS, ele declarou que não quer ter o fim do CORONEL HENRY, suicidado pelos generais responsáveis (CASO DREYFUS).    
117 a. anarquista BRECI assassina em MONZA o rei da ITÁRIA, HUMBERTO I, em 29 de julho de 1900, que é sucedido por VICTOR MANUEL III.
114 a. em que na CAPELA SIXTINA eram realizadas solenes exéquias em homenagem a LEÃO XIII, em 29 de julho de 1903. À cerimônia, assistiram cerca de cinqüenta cardeais, os membros do corpo diplomático, a nobreza romana e convidados. Os cantores da CAPELA, sob a direção do PADRE REROSI, executaram uma missa de PALESTINA. Também em 29 de julho de 1903, descia de PETRÓPOLIS o BARÃO DO RIO BRANCO, que foi ao ministério da Guerra conferenciar sobre as honras militares que serão prestadas em 30 de julho de 1903 por ocasião das exéquias do PAPA LEÃO XIII.
110 a. CORONEL ROBERT BADEN-POWELL, britânico, funda a organização dos escoteiros, no acampamento juvenil da ILHA DE BROWNSEA, no condado de DORSET, em 29 de julho de 1907.
106 a. nasce MAX WOLF FILHO em 29 de julho de 1911. Este ano (2011), a Escola de Sargentos das Armas teve a honra de comemorar o centenário de nascimento do Sgt Max Wolf Filho, herói da 2ª Guerra Mundial, que dá à Escola sua denominação histórica. Remontando às suas origens e ao contexto histórico, político e social em que esteve inserido (assinalados por meio de sua biografia e memória), nota-se que o Sgt Max Wolf Filho foi forjado para o combate. Nascido em Rio Negro-PR, em 29 de julho de 1911, era filho de Max Wolf, descendente de alemães e de D. Etelvina, natural de Lapa-PR. Até os quatro anos, viveu as tensões da Guerra do Contestado. Aos cinco anos, durante a 1ª Guerra Mundial, frequentou a escola em Rio Negro, Estado do Paraná. Aos onze, já era o principal auxiliar de seu pai na torrefação e moagem de café. Aos dezesseis anos, passou a trabalhar como escriturário de uma companhia que explorava a navegação no Rio Iguaçu. Nas horas de folga, juntava-se aos carregadores para ensacar ervamate, carregar e descarregar vapores. Serviu ao Exército, pela primeira vez, alistando-se no então 15º Batalhão de Caçadores, em Curitiba, hoje 20º Batalhão de Infantaria Blindado, onde participou da Revolução de 1930. Já servindo no 3º Regimento de Infantaria, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro, à época Distrito Federal, participou da Revolução de 1932. Ferido em combate, conquistou a estima e confiança de superiores, pares e subordinados, em especial de seu comandante, o então Capitão Zenóbio da Costa, pelo destemor e pela coragem demonstrados em ação. Foi professor de Educação Física e Defesa Pessoal. Quando o Major Zenóbio da Costa organizou a Polícia Municipal, convidou-o para integrá-la. Na época da 2ª Guerra Mundial, apresentou-se voluntariamente, tendo sido designado para a 1ª Companhia do 1° Batalhão do já tradicional 11° Regimento de Infantaria, em São João Del Rei. Contava ele, então, com trinta e três anos de idade. Ingressou na FEB como 3° Sargento. Desde cedo, tornou-se muito popular e
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO SARGENTO MAX WOLF FILHO EM 29 DE JULHO DE 2011: querido, dada as suas atitudes desassombradas e a maneira carinhosa e paternalista com que tratava seus subordinados. Com o passar do tempo, passou a ser admirado não só pelos seus camaradas como também pelos superiores, tanto da FEB como do V Exército de Campanha americano. Era sempre voluntário para missões difíceis a serem cumpridas, principalmente para participar de patrulhas. Fazia parte da Companhia de Comando e, como tal, sem estar ligado diretamente às atividades de combate, participou de todas as ações de seu Batalhão no ataque de 12 de dezembro a Monte Castelo, levando, de forma incessante, munição para a frente de batalha e retornando com feridos e, na falta deste, com mortos. Foi promovido .post-mortem. ao posto de 2º Tenente (Decreto Presidencial, de 28 Jun 45). Deixou na orfandade sua filha Hilda, a maior afeição de sua vida de soldado. Da Itália, escreveu a sua irmã Isabel, relatando seu orgulho em pertencer ao Exército Brasileiro e que, se a morte o visitasse, morreria com satisfação. Foi agraciado com quatro medalhas: de Campanha; sangue do Brasil; Bronze Star (americana) e Cruz de Combate de 1ª Classe. Eis a síntese do heroísmo de um homem simples e valoroso. No âmbito do Exército Brasileiro, foi criada a Medalha Sargento Max Wolf Filho, destinada a premiar os subtenentes e sargentos do Exército Brasileiro, do serviço ativo ou na inatividade, que tenham se destacado pela dedicação à profissão e pelo interesse no seu aprimoramento, agraciando aqueles que demonstrem características e/ou atitudes evidenciadas pelo Sgt Max Wolf Filho. Na semana da data de seu centenário de nascimento, a Escola prestou uma justa e merecida homenagem àquele que foi um dos expoentes de bravura durante a 2ª Guerra Mundial, por meio de diversas solenidades comemorativas, como palestra sobre a vida do homenageado, premiação do concurso literário e obliteração do selo comemorativo, formatura geral alusiva à data e reinauguração do Espaço Cultural e da Biblioteca. Pátio de Formaturas e Estátua do Sargento Max Wolf Filho.
106 a. nasce HUMBERTO COLUCCI, ex-combatente de 1932 no dia 29 de julho de 1911. Morre em 25 de abril de 1992. O DIÁRIO OFICIAL de 25 de janeiro de 1983 publicou extensa relação de veteranos que passariam a receber a PENSÃO ESPECIAL. HUMBERTO COLUCCI consta dessa relação. Seus familiares solicitaram que seus restos mortais fossem depositados no Monumento-Mausoléu em 9 de julho de 2005.
106 a. (RIO) Os engraxates convocaram uma reunião para tratarem dos seus interesses prejudicados com o projeto que proíbe que os mesmos trabalhem nas portas dos estabelecimentos comerciais. (publicado no O ESTADO de 29 de julho de 1911).
104 a. nasce MENACHEM BEGIN em 29 de julho de 1913.
  97 a. nasce ANÍSIO SILVA (Caculé, 29 de julho de 1920 -- Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 1989) foi um cantor e compositor brasileiro de estilo romântico bolero. Anísio Silva nasceu a 29 de julho de 1920 numa fazenda, hoje pertencente ao município baiano de Rio do Antônio, na época território da cidade de Caculé. Antes de iniciar carreira artística foi balconista de farmácia. Anísio Silva iniciou sua carreira em 1952, no Rio de Janeiro, já no estilo romântico. Em 1957, assinou contrato com a gravadora Odeon, na qual viveria a melhor fase de sua carreira. Nesse ano seu primeiro grande sucesso "Sonhando Contigo", título também de seu primeiro LP. O segundo, veio dois anos mais tarde intitulado "Anísio Silva Canta Para Você" da qual se destacou a guarânia "Quero beijar-te as mãos", de Arsênio de Carvalho e Lourival Faissal.
Sempre No Meu Coração
ANÍSIO SILVA
Sempre no meu coração
Perto longe estarás
E ao ouvir esta canção
Sei que jamais me esqueçerás
Sempre no meu coração Na alegria e na dor
Lembrarei com emoção
Que um dia eu tive o teu amor
Sempre no meu coração
O teu nome lembrarei
E na minha solidão
Em minhas preces rezarei
E se nunca mais voltares
Pra ter fim os meus pesares
Guardarei teu vulto então
Sempre no meu coração
Sempre no meu coração (Always in my heart) (Ernesto Lecuona, K. Gannon e Mário Mendes) Anísio Silva 
  96 a. do GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO, fundado em 29 de julho de 1921.  
  92 a. de fundação do jornal "O GLOBO", em 29 de julho de 1925. 
  85 a. uma bomba de 12 quilos foi lançada sobre a USINA DE CUBATÃO atingindo o edifício onde ficavam as chaves desligadoras de 11 kv. O artefato foi jogado por ordem do presidente GETÚLIO VARGAS contra a principal energética que abastecia as indústrias de SÃO PAULO. Esta seria a terceira tentativa aérea com uma frota composta de um CONSAIR e um hidroavião SAMORA- MARCHETTI AS que atingiu o alvo, mas a bomba não explodiu. (fonte de Pesquisas do Patrimônio Histórico da ELETROPAULO – 1990)
  84 a. nasce CARLOS MIRANDA, o VIGILANTE RODOVIÁRIO, em 29 de julho de 1933. Um verdadeiro clássico brasileiro, "O Vigilante Rodoviário" foi a primeira série produzida no Brasil seguindo o formato tradicional das séries norte-americanas. Começou a ser apresentada em março de 1961 pela TV Tupi, de São Paulo, patrocinada pela Nestlé. Apresentando as aventuras do primeiro grande herói nacional, o incrível Inspetor Carlos, e seu fiel amigo Lobo, um cão Pastor. Sempre a bordo de seu carro-patrulha Simca Chambord ou de sua Harley-Davidson eles perseguem infratores lutando contra o crime e a injustiça, não medindo esforços para impor o rigor da lei.
Carlos Miranda entrou para o livro Guinness dos Recordes depois de ter sido o primeiro ator da história a se tornar o personagem na vida real. Após o fim do programa, ele ingressou na Polícia Rodoviária, onde trabalhou por mais de 20 anos. Vencedor do Prêmio Roquete Pinto de melhor filme para televisão em 1962, o seriado surgiu quando o cineasta Ary Fernandes teve a idéia de criar um herói brasileiro. Na época, os vigilantes rodoviários tinham grande empatia do público. O programa é considerado o berço de grandes talentos da dramaturgia nacional como Ary Fontoura, Milton Gonçalves, Rosamaria Murtinho, Stênio Garcia, Fúlvio Stefanini, Ary Toledo, Juca Chaves, entre outros.
"De noite ou de dia, Firme no volante, Vai pela rodovia, Bravo vigilante!..."
Carlos Miranda nasceu na Mooca, em São Paulo. Depois de fazer teatro amador, Carlos foi escolhido para ser o protagonista da série "O Vigilante Rodoviário". O diretor Ary Fernandes, depois de testar vários atores e não conseguir encontrar nenhum para o papel, resolveu aceitar a sugestão de sua esposa: escolher alguém que já trabalhava na equipe de produção. Carlos se encaixava perfeitamente no papel e se tornou o Inspetor Carlos. Para interpretar seu papel, Carlos frequentou a Escola da Polícia Rodoviária de Jundiaí e teve aulas de luta na Escola de Educação Física da antiga Força Pública. Depois de sua participação na série, Carlos Miranda ainda atuou em alguns filmes, até abandonar a carreira artística e se tornar realmente um policial rodoviário. O ator também foi Secretário de Turismo em Itanhaém em três gestões municipais. Hoje, Carlos está aposentado como tenente-coronel e ganha a vida se apresentando em festas vestido como o personagem de "O Vigilante Rodoviário".
Miranda também participa de exposições de carros antigos em que seu Simca Chambord 1959 é exibido, vestindo uma farda igual a que usava na série.
  82 a. falece o ex–Governador de SÃO PAULO, PEDRO MANOEL DE TOLEDO no dia 29 de julho de 1935. Nasceu em 29 de junho de 1860. Sua família possuía enorme tradição política. Seu tio, AFONSO CELSO DE ASSIS FIGUEIREDO, VISCONDE DE OURO PRETO, exerceu importantes cargos no governo de D PEDRO II, tendo chefiado o último Conselho de Ministros do Império, em 1889.  Formado em Direito pela Faculdade de Recife - PE, na turma de 1884. Delegado e chefe de polícia interino de São Paulo, em 1889. Foi comandante interino da Guarda Nacional, em 1893. Em 1895, elegeu-se Deputado Estadual pelo Partido Republicano Paulista. Afastado por alguns anos da vida política, em 1905 voltou ao Legislativo Paulista, reelegendo-se dois anos depois. De 1908 a 1913, exerceu também o cargo de grão-mestre do Oriente maçônico em SÃO PAULO. Nesse período, em 1910, deu apoio à candidatura presidencial do MARECHAL HERMES DA FONSECA, contrariando a posição do PRP, que aderiu à campanha civilista de RUY BARBOSA. Com a vitória de HERMES, foi nomeado Ministro da Agricultura, cargo que exerceria até 1913. Entre os meses de janeiro e fevereiro de 1912, acumulou interinamente aquela pasta com a de Viação e Obras Públicas,
Em maio de 1914 iniciou longa carreira diplomática, que o levou à chefia das embaixadas brasileiras na ITÁLIA (1914-1917), ESPANHA (1917-1919) e ARGENTINA (1919-1926). Nesse último país, concedeu tratamento cordial aos exilados que haviam participado das rebeliões tenentistas de 1924, o que lhe valeu a antipatia do presidente ARTUR BERNARDES, que acabou afastando-o do cargo. Voltou, então, ao BRASIL e se afastou da vida política.
Em 1930, com a vitória do movimento que levou GETÚLIO VARGAS ao poder, a política paulista entrou em longa fase de turbulências. O Partido Democrático (PD), que apoiara VARGAS, manifestou-se contrário à indicação do TENENTE JOÃO ALBERTO para a interventoria federal em SÃO PAULO e do GENERAL MIGUEL COSTA para o comando da FORÇA PÚBLICA do Estado. Ambos eram incentivadores da LEGIÃO REVOLUCIONÁRIA (LR), agremiação voltada para a mobilização popular e hostil às antigas forças políticas paulistas. Mesmo após a demissão de JOÃO ALBERTO, a situação manteve-se tensa, já que os interventores seguintes, LAUDO DE CAMARGO e MANUEL RABELO, não conseguiram promover um acordo entre as facções em luta e permaneceram pouco tempo no cargo. Em fevereiro de 1932, o PD rompeu definitivamente com VARGAS e aliou-se ao PRP – principal pólo de poder político do país até a Revolução de 1930 – formando a FRENTE ÚNICA PAULISTA (FUP). A FRENTE organizou-se com base em duas bandeiras principais: a defesa da autonomia estadual e a volta do país ao regime constitucional.
Nesse mesmo mês, VARGAS recuou e anunciou a criação do novo Código Eleitoral, primeiro passo para a reconstitucionalização. No mês seguinte, PEDRO DE TOLEDO foi nomeado interventor pelo governo federal. Figura relativamente distante da luta que até então se travara no Estado, TOLEDO, a princípio, montou seu secretariado buscando um compromisso entre os contendores. No mês de maio, porém, reformulou o secretariado, que passou a se apoiar em elementos da FUP. A conspiração entre os paulistas contra o governo central se acelerou e, em julho, um movimento armado irrompeu no Estado em defesa da constitucionalização. PEDRO DE TOLEDO, após certa indecisão, acabou aceitando o convite dos líderes rebeldes para assumir a chefia civil do movimento, sendo declarado governador do Estado. A chefia militar, por seu turno, ficava a cargo do GENERAL BERTOLDO KLINGER. 
Sem a esperada adesão das forças políticas dominantes nos Estados de MINAS GERAIS e RIO GRANDE DO SUL, o movimento fracassou, após quase três meses de luta. Nem mesmo a intensa mobilização das diversas camadas sociais de SÃO PAULO em apoio à rebelião foi capaz de leva-la à vitória. Em outubro de 1932, com a cessação das hostilidades, PEDRO DE TOLEDO foi imediatamente afastado do governo e encarcerado junto a outros líderes constitucionalistas. Em seguida, exilou-se em PORTUGAL, só retornando ao BRASIL em julho de 1934, com a promulgação da nova Constituição.
Foi fundador e membro da Academia Paulista de Letras.
  81 a. nasce MYLTON OTTONI DA SILVEIRA, em CABREÚVA, SÃO PAULO, em 29 de julho de 1936. Professor Primário, Diretor da Escola Pública e Diretor Administrativo das Empresas OTTONI e Cia. Ltda e EDITORA OTTONI. Foi duas vezes presidente do ROTARY CLUB DE ITU; duas vezes Governador Assistente do Distrito 4310 do ROTARY INTERNACIONAL; Coordenador das Conferências Distritais; duas vezes Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de ITU. Sua principal atividade é a de editor, com especial enfoque para resgate de livros históricos que se enquadrem como fonte primária de pesquisa.  No dia 19 de agosto de 2006 tomou posse na Delegacia da Academia de História Militar Terrestre do BRASIL ‘ALUÍSIO DE ALMEIDA’ para SOROCABA e Região. 
  78 a. nasce o ex-jogador AMARILDO TAVARES DA SILVEIRA em CAMPINAS, no dia 29 de julho de 1939. Jogou nos seguintes clubes: BOTAFOGO (1958/1962), MILAN (1963/1967), FIORENTINA (1967/1970), ROMA (1970/1972), VASCO (1972/1974). Títulos como jogador: Campeão Mundial com o BRASIL, em 1962; Campeão Europeu, pelo MILAN, em 1963; Campeão Italiano, pelo FIORENTINA, em 1969 e COPA ITÁLIA, pelo MILAN, em 1966. Era 2 de junho de 1962 e a torcida brasileira sentiu na pele a dor da distensão na perna de PELÉ. Para o REI DO FUTEBOL, a COPA terminava ainda no primeiro tempo do empate de 0 a 0 com a CHECOSLOVÁQUIA, na segunda rodada da fase de classificação. O técnico AIMORÉ MOREIRA não teve dúvida e no dia 5, véspera do jogo com a ESPANHA e que decidiria passagem para as quartas-de-final, chamou AMARILDO e lhe disse que seria titular. “Falei que não havia problema e que estava pronto”, relembra AMARILDO. Camisa 20, entrou no campo do Estádio SAUSALITO, em VIÑA DEL MAR, como se fosse defender o BOTAFOGO. A FÚRIA ESPANHOLA assustou, com gol de ADELARDO, aos 34 minutos da fase inicial, mas AMARILDO resolveu, ao marcar aos 25 e aos 40 minutos da etapa final. O País respirava aliviado, porque a seleção encontrava o substituto de PELÉ nos gols, ao mesmo tempo em que MANÉ GARRINCHA destroçava defesas. AMARILDO voltou a marcar na final – fez o primeiro, nos 3 a 1 sobre a CHECOSLOVÁQUIA – e só muito tempo depois caiu a ficha do que lhe havia acontecido. “Na época, não tive noção da responsabilidade que era entrar no lugar de PELÉ”, admite. A calma de AMARILDO fazia sentido. A seleção tinha como titulares NILTON SANTOS, DIDI, GARRINCHA e ZAGALLO que eram seus companheiros no BOTAFOGO. “Me sentia em casa”.  O desempenho no CHILE lhe abriu as portas da ITÁLIA, mercado mais rico da EUROPA, ao lado da ESPANHA. JUVENTUS, MILAN, INTERNAZIONALE brigavam por seu passe, a ponto  de a Federação Italiana de Futebol ter proibido a negociação por alguns meses. Quando teve sinal verde, o MILAN se antecipou aos rivais, mandou um representante ao RIO e levou AMARILDO. No ano seguinte, se reencontrou com o público brasileiro, nas duas partidas que o MILAN disputou com o SANTOS, no MARACANÃ, pelo Mundial Interclubes. Além do trauma das pancadas que lhe feriram a cabeça e das derrotas – 4 a 2 e 1 a 0 – não esquece as vaias. “Os torcedores ainda me viam como o campeão do mundo com a seleção e não se conformavam que eu vestisse a camisa do MILAN”, pondera. “Fiquei sentido porque me chamaram de traidor, tinha até torcedor do BOTAFOGO”, recorda. “Depois entendi que tinha o lado sentimental”. Eram tempos felizes: o BRASIL não estava acostumado a ver seus ídolos de futebol irem embora. Na noite do dia 5 de maio de 2006, AMARILDO TAVARES DA SILVEIRA estava em dúvida se devia fazer as malas e deixar a pacata KHOR FAKKAN, nos EMIRADOS ÁRABES, ou se era melhor estender por algum tempo sua mais recente aventura no ORIENTE MÉDIO. A indecisão era conseqüência do pedido de demissão que, no início da tarde, havia apresentado aos dirigentes do KALEEJ, time da segunda divisão local que dirigia desde junho de 2005. De qualquer forma, com seu gesto o antigo centroavante do BOTAFOGO justificava o apelido de “POSSESSO” que, ainda na década de 1960, lhe havia sido colocado pelo escritor e cronista NELSON RODRIGUES. A vida passa, os anos avançam – em julho de 2006 completa 67 anos – mas o GAROTO, como o chamam os italianos até hoje, continua irriquieto e bem-humorado. “Me sinto muito bem, isso sim”, diz, com orgulho, o homem  que na COPA DE 1962 teve a missão de substituir PELÉ na seleção – e deu conta do recado. “Para mim, os anos não contam”, afirma o ex-artilheiro de MILAN, FIORENTINA, ROMA. “Valem a disposição, a saúde, a vontade de trabalhar”, avisa. “Enquanto a gente consegue se abaixar para pôr a meia e não sente dor nas costas, tudo vai bem”. A última vez em que AMARILDO veio ao BRASIL foi em 1998. Agora, em maio de 2006, além das visitas aos amigos e parentes, arranjou tempo de ir ao MARACANÃ. Passou por sua cabeça rapidamente o filme de sua carreira e o grande palco o levou ao início, quando NELSON RODRIGUES desfilava seu talento de cronista e o chamou de “POSSESSO” por conta da bravura, em todos os sentidos. “Gostava desse apelido”, admite. “Em campo eu era fera mesmo”, gaba-se. “Embora eu não seja alto, não tinha medo e afrontava qualquer adversário”, garante. “Era corajoso e lutava do começo ao fim”.          
  62 a. do anúncio feito pelos EUA quanto ao seu plano de construção de um satélite artificial da TERRA, que seria lançado por meio de um foguete tríplice, desenvolvendo uma velocidade de 18 mil milhas horárias, em 29 de julho de 1955.
  57 a. NASA divulga o programa espacial civil APOLLO, em 29 de julho de 1960. O programa deveria abranger vôos tripulados à LUA e enviar sondas aos planetas de MARTE e VÊNUS.
  55 a. presidente do PERU, MANUEL PRADO, após onze dias de confinamento na ILHA DE SAN LORENZO, parte para o exílio em PARIS, por imposição da JUNTA MILITAR presidida pelo GENERAL RICARDO PÉREZ GODOY, em 29 de julho de 1962.
  53 a. das anotações feitas em 29 de julho de 1964 (quarta-feira).ANO 15º - MÊS 1º - DIA 20º - 6 anos e 55 dias na FORÇA PÚBLICA – 67 dias como 2º TENENTE – 313 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Amanhã teremos o juramento à Bandeira dos segundos-tenentes ABREU, NELSON e ROMEU, mestres de secção da Banda de Música e o 2º TENENTE Médico Estagiário Doutor CÁSSIO, novo facultativo do BATALHÃO DE GUARDAS.
Comandante NÓBREGA encarregou-me de dar instrução de manejo de espada a esses oficiais e, cumprindo esta determinação, passei algumas horas na biblioteca com os mesmos ensinando-os as particularidades para a compromisso de amanhã.
O BG está sofrendo remodelação completa. O 1º TENENTE JOSÉ VICENTE MARINO, Ajudante, está fazendo muita coisa útil. Para 1º de setembro o BG deverá estar novinho em folha.
Dá-se o pagamento do mês em curso. Recebo apenas 124.500,00 cruzeiros que, a meu ver, é uma quantia irrisória para um segundo-tenente.
O 2º TENENTE NILSON GIRALDI ainda não foi apresentado ao CFA e, nessas condições, ainda hoje dá aula para os nossos alunos.
Eram 16 horas quando deixo o BG. Na porta do Hospital Militar vou me encontrar com um investigador conhecido, morador em FERRAZ DE VASCONCELOS. Diz ele que o CABO JOSÉ CARLOS sofreu um desastre automobilístico no domingo que passou e se acha baixado à 2ª Enfermaria do Hospital Militar. Vou vê-lo e, de fato o rapaz está ruim. Tinha quebrado o pé esquerdo e três costelas. Como as partes contundidas estão inchadas, ainda não pode ser engessado.
Em viagem para casa, encontro com o 1º SARGENTO BENEDITO CUSTÓDIO. Conversamos sobre uma série de coisas antes que cada um vá para sua casa. Após a janta, assisto alguma coisa na televisão, deitando cedo.  
  52 a. dos assentamentos dos principais acontecimentos em 29 de julho de 1965 (quinta-feira). ANO 16º - MÊS 1º - DIA 20º - 7 anos e 55 dias na FORÇA PÚBLICA - 432 dias como 2º TENENTE - 679 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Como ontem estive afastado do quartel durante o expediente, nesta manhã, logo após a revista, despacho toda a documentação da Companhia de Comando, Ajudância e da FIF. Sou obrigado a enquadrar o SOLDADO FREIRE, que chegou em 27 do corrente com uma hora de atraso, com um dia de detenção.
Estou terminando meu rápido comando na Cia de Cmdo e Serviços. O CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAES retorna amanhã, reassumindo o Sub-Comando do Batalhão. O CAPITÃO SANCHES volta a comandar a CCS e eu irei comandar a 3ª Companhia.
Nesta manhã recebemos no Serviço de Intendência as famosas japonas do novo plano, aliás, bem bonitas e confortáveis. Os oficiais também recebem sapato de cromo e duas camisas de tergal. A Força Pública pretende uniformizar bem seus homens e as medidas tomadas são de molde que já iremos conseguir isso em parte.
Na FIF começamos o último movimento de Caixa, com a data de hoje, para amanhã já iniciarmos a confecção do balancete.
O expediente termina agitado por causa do material recebido do SI, mas tudo está certo, felizmente. Não sou chamado pelo Comandante muitas vezes nesta data, pois o mesmo embarcou para CAMPO LIMPO às 8 horas.
Às 14 horas, dou aula para os soldados, na FIF do Batalhão, para dezesseis alunos. Descanso depois. Leio "O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES", de ELLEN A. WALDVOGEL. Escrevo este diário e deixo minha repartição às 20 horas. Em meu lar assisto um ótimo programa de televisão - IMPACTO - com a história "MUSEU DE CERA". As figuras do museu adquiriam vida e cometiam crimes bárbaros.
  51 a. dos escritos em 29 de julho de 1966 (sexta-feira). ANO 17º - MÊS 1º - DIA 20º - 8 anos e 55 dias na FORÇA PÚBLICA – 797 dias como 2º TENENTE – 115 dias na 2ª Companhia Independente.
Deixo meu lar mais cedo do que costumeiramente. Pretendo ir ao BATALHÃO DE GUARDAS assistir a assunção de Comando do CORONEL DELFIM CERQUEIRA NEVES, novo comandante de minha ex-Unidade.
Assim é que tomo o ônibus VILA AURORA às 9 horas. Antes, porém, no Bar do senhor JOSÉ, fico sabendo que irrompeu violento incêndio nas instalações da TV RECORD, canal 7. Os prejuízos avolumam-se mais de um bilhão de cruzeiros.
Passo, primeiramente, no Serviço de Subsistência a fim de arrumar café e açúcar para a 2ª Companhia Independente. Converso com o 1º TENENTE QOAA ANTÔNIO CRISÓSTOMO e tudo fica acertado: por semana teremos três quilos de café e cinco quilos de açúcar.
Às 10 horas, estou chegando no BATALHÃO DE GUARDAS. O CORONEL DELFIM CERQUEIRA NEVES assumira o comando das mãos do MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA. Encontro-me com os TENENTES DALMIRO GOMES, OCTÁVIO, GERSON, CLIVATI, CRISPINIANO; diversos ASPIRANTES (SOUSA, PONTES, EUSÉBIO e outros). O BG até melhora de aspecto. Seus componentes estão felizes por terem recebido como comandante um dos melhores oficiais da FORÇA PÚBLICA.
Converso com o SARGENTO ARELY COSTA, recentemente transferido para a 2ª Companhia Independente. Parece que logo entrará em trânsito de 10 dias.
Permaneço no BG até mais do meio-dia. Em seguida, rumo para GUARULHOS.
Quase nada vou fazer na Companhia de Guarulhos. Estou encerrando o IPM do SOLDADO 7727 FRANCISCO SOUZA DOS SANTOS e preparando a tesouraria para o pagamento dos componentes da Unidade, que deverá acontecer na semana vindoura.
Hoje o CAPITÃO JAIR está dispensado para ir até o COETEL e o TENENTE SÉRGIO encontra-se no Comando. Deixamos a Companhia às 19 horas. Vamos fazer uma visita à casa de dona ELVIRA.
Com a JUREMA, usando o carro do SARGENTO FLÁVIO, vamos buscar na rua MATO GROSSO a filha do CAPITÃO GUERRA, a WANDA.
A sexta-feira vai apresentar um ambiente que não costumo frequentar, mas que preciso conhecer dada as funções de oficial da Companhia de GUARULHOS.
O SARGENTO FLÁVIO traz-me até em casa. Esta noite diferente está terminada e é um capítulo à parte em minha vida de homem cônscio de minha responsabilidade para com a família.     
  50 a. das anotações feitas em 29 de julho de 1967 (sábado). ANO 18º - MÊS 1º - DIA 20º - 9 anos e 55 dias na FORÇA PÚBLICA – 227 dias como 1º TENENTE – 9º DIA NO QUARTEL GENERAL – INSPETORIA ADMINISTRATIVA – 6º DIA DE FÉRIAS.
Parte da manhã, em meu quarto particular, escrevo este diário. Sinto grande melancolia nesta data, longe de uma pessoa que muito estimo. Penso em viajar logo mais.
Passo pela Delegacia local. Converso com o doutor SÍLVIO PAGLIA, delegado de plantão. Fala-me da vinda do CAPITÃO CONTE para GUARULHOS, mas não sabe ele que isso não mais vai acontecer.
Embarco para SÃO PAULO. No BRÁS, tomo o ônibus POÁ, na rua JOAQUIM NABUCO. Um ônibus da Empresa MACAUBENSE, estacionado defronte daquele lugar onde comprei a passagem para a CLEIDE, no dia 24, traz-me recordações saudosas. A essa horas, ela deve estar em casa de seus pais, em SERRA DOURADA.
Faço a viagem em companhia de uma garota que faz muitas perguntas. Mesmo assim, a esbelta figura da CLEIDE permanece viva em meu pensamento.
Em POÁ, chego depois das 15 horas. Rumo diretamente à casa de meus pais. Ali vou ter alguns momentos de tranquilidade. Já faz alguns dias que não venho a POÁ e, nesta tarde, conto a meus pais as últimas modificações que surgiram para mim, com relação ao trabalho.
Meu irmão CARLOS e a MARLY estão em casa. Continua ele trabalhando em RIO CLARO, numa  agência do BANCO DO BRASIL.
À noite, saio. Procuro localizar o SOLDADO FLORISBELO FURTADO DA ROSA, mas não consigo. Converso com o SARGENTO OSVALDO, AMÉRICO FRANCO, senhor DUARTE, SOLDADO EXPEDITO, SOLDADO CALEGARI, SOLDADO FRACARO e outros.
Vou ao CINE COLONIAL. Ali “esqueço” por momentos os últimos dramas de minha vida, assistindo dois bons filmes:
O PISTOLEIRO DE SACRAMENTO – um rapaz vê um bandoleiro matar seu pai e seus irmãos. Luta contra uma cidade toda, procurando desmascarar o bandido que, exerce grande influência nos habitantes.
OS ARTISTAS DO AMOR – dois amigos, um pintor e um escritor, tentam ganhar dinheiro de uma maneira “sui generis”. O pintor finge-se de morto, tendo praticado o “suicídio”. Seu amigo vende-lhe os quadros, a bom preço, mas fica com sua noiva. O pintor faz tudo, então, para ver seu amigo ser acusado de tê-lo “assassinado”. É condenado à guilhotina e a película apresenta cenas hilariantes. Vou pernoitar em casa de meus pais.
  49 a. TCHECOSLOVÁQUIA e a UNIÃO SOVIÉTICA se reúnem para acertar a paz durante a PRIMAVERA DE PRAGA, tentativa de aproximação com o Ocidente, em 29 de julho de 1968.
  44 a. falece o escritor e ex-presidiário HENRI CHARRIERE, conhecido como o “PAPILLON”, que ficou famoso através das narrativas da ILHA DO DIABO, onde esteve condenado à prisão perpétua em 29 de julho de 1973. “PAPILLON” tinha 66 anos e foi internado no hospital, uma semana antes, com câncer na garganta, tendo sofrido duas intervenções cirúrgicas. Ele nasceu no sul da FRANÇA, onde seus pais eram professores. Desde cedo conheceu o mundo dos ladrões e a 26 de outubro de 1931 foi condenado à prisão perpétua por um crime que sempre negou. Foi então enviado à prisão da ILHA DO DIABO, sendo proibido de regressar à FRANÇA, caso obtivesse liberdade condicional. O escritor admitiu que seu livro “PAPILLON” continha apenas 75 por cento de verdade. A obra relata suas experiências de 13 anos nos estabelecimentos penais e as inúmeras fugas. Nos últimos anos, CHARRIERE vivia a vida noturna nos clubes de PARIS e temporadas em sua residência de TORRE BLANCA, na COSTA DO SOL. Além de “PAPILLON” escreveu um roteiro para cinema – “POPSY-POP”, no qual trabalhou como ator, ao lado de CLÁUDIA CARDINALLE.     
  42 a. OEA revoga o bloqueio imposto a CUBA em 1964, no dia 29 de julho de 1975.
  38 a. morre HERBERT MARCUSE, filósofo alemão, em 29 de julho de1979. Outras anotações feitas nesta data: LUCINDA e eu estamos tranqüilos neste domingo. MARLENE vai almoçar na casa dos pais do ALBERTO, seu namorado.
Assisto o Grande Prêmio da ALEMANHA. ALAN JONES vence essa corrida. CLAY REGAZZONI chega em segundo; o terceiro é JACQUES LAFFITTE; quarto, JODY SCHECKTTER, quinto, JOHNN WATSON; sexto, JOCHEN MASS.
Recebemos a visita da irmã da LUCINDA, dona DEOLINDA e sua sobrinha IVETE.
Futebol: SÃO PAULO 1 x SANTOS 0.
TV: O HOMEM SOLITÁRIO – OS MONROE – CHIPS – filme “OS PIRATAS DE JAVA”.   
  37 a. falece o cantor PAULO SÉRGIO no dia 29 de julho de 1980.
  36 a. casamento do PRÍNCIPE CHARLES com a PRINCESA DIANA, em 29 de julho de 1981. A jovem DIANA SPENCER casa-se com o herdeiro da coroa inglesa CHARLES na Catedral de SÃO PAULO, em LONDRES. A cerimônia foi digna de um conto de fadas e transmitida pela televisão para cerca de 750 milhões de espectadores em todo o mundo. Após 300 anos, DIANA é a primeira inglesa a se casar com um herdeiro do trono de GALES, sucedendo a LADY ANNE HYDE, que desposou o futuro rei JAMES II. A professora de teatro NARA WEDECKIN diz: “Era uma criança quando o casamento aconteceu. Todos pareciam acreditar que era possível um conto de fadas existir e eu nem considerei a possibilidade de não dar certo.”
  34 a. falece o ator DAVID NÍVEN no dia 29 de julho de 1983.
  34 a. falece o DIRETOR DE CINEMA LUÍS BUÑUEL, aos 83 anos, vítima de cirrose hepática, no dia 29 de julho de 1983. Nasceu em 22 de fevereiro de 1900. Foi o diretor de “O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA”.
  33 a. seqüestro de um avião venezuelano, com 82 passageiros a bordo, por um comando que exige a entrega de 250 armas, em 29 de julho de 1984. A polícia resgatou os reféns e matou os dois membros do comando, em CURAÇAO.
  31 a. presidentes da ARGENTINA, RAÚL ALFONSIN, e do BRASIL, JOSÉ SARNEY, firmam em BUENOS AIRES os acordos econômicos de integração mútua, base da futura criação de um Mercado Comum Altinoamericano, em 29 de julho de 1986..
  30 a. REBELIÃO NA PENITENCIÁRIA DO ESTADO, em 29 de julho de 1987. Faço também as seguintes anotações nesta data: no CAES, nesta quarta-feira, os oficiais alunos do CSP 87 fazem a 3ª Verificação Corrente de CIÊNCIAS SOCIAIS pela metade. Realizamos nesta manhã a trabalhosa prova de CONJUNTURA NACIONAL. A prova de CIÊNCIA POLÍTICA será feita quando o Professor AMAURI retornar de sua viagem.
A prova desta manhã consta de seis questões, onde o aluno escolhe uma delas. Escrevo sobre REFORMA AGRÁRIA.
MONSENHOR PAIXÃO dá as 15ª e 16ª aulas de PRÁTIVA DE ORATÓRIA. Ensina-nos as figuras de retórica. O MAJOR PM EVARISTO (das ALAGOAS), TENENTE-CORONEL PM EDGARD (MINAS GERAIS), TENENTE-CORONEL PM BONJORNO e TENENTE-CORONEL PM HERMINIO fazem treinamento de oratória, com discursos improvisados de 5 minutos.
EDUCAÇÃO FÍSICA: CORONEL PM CARLOS FUGA leva-nos para a Escola de Educação Física. Temos um jogo de futebol de campo. Os que “sobraram”, como eu, jogam volibol no Ginásio coberto (FÁBIO, NEY, o boliviano GONZALEZ,  MONTEIRO, da PM de PERNAMBUCO e LAMENZA).
À tarde os batalhões de choque são chamados para coibir uma rebelião na Penitenciária do Estado. A partir das 15 horas, 250 presos se sublevaram exigindo a saída do diretor. Logo a Penitenciária é toda cercada. Fala-se que há 30 reféns. Alguns feridos são socorridos. Dizem que morreram dois detentos e um funcionário. Retorno ao meu lar deixando esse episódio muito confuso, do qual não participo. Ainda em casa, pela televisão, assisto as cenas dessa rebelião. Em poucos dias tivemos vários casos envolvendo reféns: o caso de REDENÇÃO, o de CASSILÂNDIA, a da ILHA DO GOVERNADOR, a rebelião no Presídio Central de PORTO ALEGRE e agora este da Penitenciária do Estado de São Paulo. Tenho um bom material para a minha monografia. A rebelião vai terminar pelas 20:30 horas com a rendição dos amotinados. Fala-se em mortos e muitos feridos.   
  28 a. falece o técnico de futebol OSVALDO BRANDÃO no dia 29 de julho de 1989. Nessa data também morreu o Delegado de Polícia WILSON RICHETTI.
  27 a. falece o jurista HELY LOPES MEIRELLES em 29 de julho de 1990. 
  26 a. falece a MARITACA, no dia 29 de julho de 1991.
  25 a. da tentativa de furto de meu relógio numa das entradas do METRÔ-SÉ, em 29 de julho de 1992. Embora curtindo um resfriado, com muita tosse, saí correndo atrás do ladrão até encontrar uma viatura. Na Rua VENCESLAU BRÁS ele já estava dominado pela equipe de uma outra viatura e assim pude reaver meu relógio. Ninguém do povo que transitava pelas ruas onde aconteceram os fatos dignou-se a ajudar a vítima. Preso o meliante, dado o seu ar de arrogância, não evitou que eu lhe desfechasse violento soco no nariz. Sangrando, ficou difícil de minha parte prestar alguma queixa na delegacia.
  25 a. da Chacina de uma família coreana, na Rua CANINDÉ, em 29 de julho de 1992. O JORNAL DA TARDE publicava que o nadador GUSTAVO BORGES havia conquistado a medalha de prata nos 100 metros livres e era destaque da edição. Além disso, uma pesquisa revelava que o cigarro brasileiro continha mais urânio e as chances dos fumantes terem câncer eram maiores. Na política, um doleiro uruguaio era investigado na CPI do envolvimento de PC FARIAS com FERNANDO COLLOR.  
  24 a. da sentença da Suprema Corte Israelense inocentando JOHN DEMJANJUK da acusação de crimes de guerra, pela qual foi condenado à morte em 1988, em 29 de julho de 1993. Foi determinado que DEMJANJUK fosse libertado por existirem dúvidas razoáveis que ele tenha sido o brutal guarda nazista IVAN, o TERRÍVEL. O ucraniano DEMJANJUK, de 73 anos – que foi privado de sua cidadania adotiva americana em 1981 e enviado a ISRAEL para julgamento, em 1986 – permaneceu impassível ao ouvir a decisão que encerra 16 anos de batalhas judiciais.  
  23 a. falece o comediante ANTÔNIO CARLOS MENEZES GOMES – O MUSSUM, em 29 de julho de 1994. A direção do Hospital Beneficência Portuguesa informou a morte às 2:45 horas. Ele estava internado na UTI, em estado “gravíssimo”, segundo funcionários do hospital. A família do humorista providenciou o atestado de óbito, mas o corpo permanecia no hospital. MUSSUM tinha 52 anos, nasceu no bairro da PENHA, subúrbio do RIO. O seu apelido foi dado por GRANDE OTHELO. 
  22 a. falece o Cel. Ref.  DJANIR CALDAS, em 29 de julho de 1995. 
  20 a. das seguintes anotações em 29 de julho de 1997: nesta terça-feira sinto-me apático e sem condições para reagir à fadiga e, com esse estado de espírito, simplesmente deixo de fazer a palestra marcada para esta manhã. Na viagem de ônibus para a cidade de São Paulo chego a ter um princípio de labirintite.
No MMDS os componentes da Entidade estão espantados com a onda de insubordinação que toma conta de alguns PMs (PERNAMBUCO, ALAGOAS, CEARÁ, como exemplos). CARMELO, CARBAIA, MARIO MARGARIDO estão revoltados com esses acontecimentos. Também conversamos com OREZ e depois, no BANESPA, com o TENENTE-CORONEL PM SALTORATO, sobre o estado de saúde do TENENTE-CORONEL PM LÍSIAS. Acha-se internado no Hospital Militar. Recupera-se do tiro que levou no rosto.
No MMDC encontro um repórter de O ESTADO entrevistando os veteranos SILVEIRA PEIXOTO e PAULINO DELFINO NOGUEIRA. O CORONEL ARY CANAVÓ é infeliz ao falar sobre soberania nacional para o repórter. Sua finalidade era saber alguma coisa sobre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O rapaz fica assustado com as bobagens ditas pelo CORONEL CANAVÓ.
Nosso presidente esteve ontem em QUELUZ. A Prefeitura fará uma solenidade sobre o Movimento Constitucionalista no próximo 6 de agosto.
Mando um fax para o TENENTE-CORONEL PM FRANCISCO ANTÔNIO BASÍLIO, Comandante Interino do CPAI-5 – ARAÇATUBA – interessado na participação dos índios da reserva ICATU na Revolução de 32.
O piso do prédio da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no segundo andar, está novo. Falta ainda passar uma mão de cascolaque. O aspecto da sala de reuniões é completamente outro.
O ROBERTO BRITO DE LIMA encaminha-me, por fax, cópia da intimação do DECON. Entro em contato com o delegado CICONI e depois com o delegado NELSON, encarregado do caso. A queixa foi prestada por um escrivão de polícia que teve o seu carro consertado no PONTO CERTO e não lhe foi fornecida a Nota Fiscal, além de cobrar uma taxa de seguros que não é legal.
Na TV, JORNAL DA RECORD e depois na GLOBO, vejo as cenas deprimentes de um confronto entre policiais civis e militares grevistas contra a tropa de elite do governador TASSO JERESSAITI, em FORTALEZA. O Comandante da PM, CORONEL FRANCISCO MAURO ALVES BENEVIDES foi ferido à bala no ombro esquerdo e levou uma pedrada na cabeça. Além do CORONEL BENEVIDES, outros cinco PMs ficaram feridos, dois deles à bala e três à pedradas.
A artista plástica austríaca HERMINE TOTH, de 75 anos, foi assassinada em sua mansão, no MORUMBI, com requintes de crueldade. A mulher tinha um saca-rolhas no ouvido direito e um espeto de ferro no esquerdo. Além disso, foi carbonizada.
O CABO PM CARLOS MANUEL DA COSTA foi indiciado por homicídio doloso pela morte do SEM-TETO CRISPIM JOSÉ DA SILVA, no conflito na FAZENDA DA JUTA.
O presidente do BANCO CENTRAL, GUSTAVO LOYOLA, pediu demissão e será substituído pelo atual diretor de Assuntos Internacionais do BC, GUSTAVO FRANCO. A saída de LOYOLA foi atribuída, oficialmente, a razões pessoais.
Uma coincidência marcou a morte, na segunda-feira, dia 28 de julho de 1997, do ex-cangaceiro VITOR RODRIGUES DA SILVA, o CRIANÇA, de 83 anos. Vítima de insuficiência respiratória aguda. CRIANÇA morreu justamente no dia em que o MASSACRE DE ANGICOS, no qual foram mortos LAMPIÃO, MARIA BONITA e mais nove cangaceiros, completou 59 anos. Na madrugada de 29 de julho de 1938, CRIANÇA, que ganhou esse nome por entrado aos 16 anos no cangaço, foi um dos que escapou do cerco dos soldados do TENENTE JOÃO BEZERRA, comandante da força policial volante alagoana, junto com um grupo que incluía DULCE, sua mulher na época; ZÉ SERENO e SILA.
Enterrado no cemitério de VILA FORMOSA, CRIANÇA vivia á 12 anos em PERUÍBE, onde se dedicou à agricultura e criou seus seis filhos – quatro do segundo casamento com ANA CAETANO LIMA – e 11 netos. Segundo a irmã PEDRINA, de 74 anos, CRIANÇA era muito reservado e não gostava de falar do cangaço.  
  19 a. transf. reserva: Cel. IRINEU MOTTA FILHO e Cel. JOSÉ ROBERTO DOMINGUES, em 29 de julho de 1998.
  19 a. da PRIVATIZAÇÃO DA TELEBRÁS, em 29 de julho de 1998, pelo Governo Federal. Outras notícias nesta quarta-feira: uma manhã ensolarada, com 28 graus, tal como ontem, mudando o aspecto do inverno. Às 9:30 horas estou subindo a Rua LUIZ SARRACENI. Paro na banca de jornais do senhor FRANCISCO e embarco no EXPRESSO BRASILEIRO. No caminho, na Rua MAUÁ, dou uma olhada na OPERAÇÃO OSÓRIO. O Senhor JOSÉ conta-me que as máquinas estão trabalhando onde se situava a Companhia Auxiliar de Choque, na época do DOPS, para a construção de uma garagem.
LUZ continua a receber as noções de segurança, em seu estágio. Quer detalhes do aparato do choque, no RIO DE JANEIRO, por ocasião da privatização da TELEBRÁS, nesta data. Amanhã, LUZ vai participar ativamente de uma operação na VILA INDUSTRIAL. PASSOS cuida de detalhes desse serviço.
No MMDC, combino com o CORONEL PM RENALDO e CORONEL CANAVÓ uma ida deles à NOSSA CAIXA-NOSSO BANCO, na LIBERDADE, para acertos de contas quanto aos trinta mil reais que estão à disposição da Sociedade. Pr ter o nome sujo na praça, o CORONEL CANAVÓ não pode movimentar esse dinheiro. O veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA vem ao MMDC e conversa comigo sobre programas do CANAL 21 focalizando a Revolução de 32. OREZ conduz o LUZ até o MMDC nesta tarde.
Esfria muito. Meu retorno a GUARULHOS é sofrível. Os TENENTES-CORONÉIS PM IRINEU MOTTA FILHO, do GRUPAMENTO AÉREO e JOSÉ ROBERTO DOMINGUES, do CPA/I-8 estão sendo transferidos para a reserva, pelo Diário Oficial de hoje. São aspirantes de 5 de setembro de 1972. Foram promovidos a 2º TENENTES em 24 de maio de 1973. A última promoção é de 25 de agosto de 1995 para o TENENTE-CORONEL PM IRINEU e 24 de maio de 1996 para o DOMINGUES.
Pânico, correria, lojas fechadas e apedrejadas, bombas de gás lacrimogêneo e tiros. O centro do RIO viveu um dos dias mais tumultuados. Foram cinco horas e meia de confronto entre a PM e manifestantes contrários à privatização da TELEBRÁS.
Num álbum especial que acompanha minhas memórias está tudo o que aconteceu neste 29 de julho, uma data histórica para as telecomunicações no BRASIL.
GUSTAVO KUERTEN venceu o checo JIRI NOVAK no ATP TOURR DE UMAG, na CROÁCIA. GUGA passa para as quartas de final e enfrentará agora o argentino MARIANO PUERTA, em busca de vaga nas semifinais.
O PALMEIRAS bateu o INDEPENDIENTE, da ARGENTINA, por 2 a 1, no MORUMBI. Foi um jogo que marcou a estréia das duas equipes na COPA MERCOSUL. No Campeonato Brasileiro tivemos dois empates pelo marcador de 1 a 1: GUARANI x ATLÉTICO MINEIRO e SANTOS x ATLÉTICO PARANAENSE.
Cerca de quinze homens invadiram um posto bancário localizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Três assaltantes foram mortos e um PM faleceu. 
  18 a. falece o Cel. Ref. ROBERTO MONDINO, em 29 de julho de 1999.
  18 a. transf. reserva: Cel. ÉDISON FERREIRA LACERDA, em 29 de julho de 1999. 
  17 a. nasce MATEUS DA SILVA BRITO, filho do ELIAS, neto do Senhor ZEZITO e Dona VALDECIR, é o sétimo neto desses nossos vizinhos da frente de casa. Nasceu em 29 de julho de 1999. Outras anotações nesta quinta-feira: senhor GERALDO FARIA MARCONDES, internado no BLOCO 5, Apartamento 5 do sétimo andar, permanecerá cinco dias em jejum, alimentando-se apenas de soro. Os médicos ainda estão avaliando o seu estado de saúde. Ainda não se sabe se irá ser necessária a operação. À tarde, faço-lhe uma visita. Conversa bem apesar de fraco. Dona JÚLIA faz-lhe companhia. O seu genro, FRANCISCO, também acompanha o tratamento médico. Na BENEFICÊNCIA PORTUGUESA o senhor MARCONDES está cercado de tratamento médico de ótima qualidade. O CORONEL PM MELO ARAÚJO, por telefone, acha melhor protelar a reunião do CONSELHO SUPREMO para meados de agosto. Converso sobre a mudança da data, com o CORONEL PM LEMES. Mantenho contato telefônico com os veteranos GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO sobre a doença do senhor MARCONDES.
Na RUA ANITA GARIBALDI, quando estou chegando na Sociedade, cruzo com o CORONEL PM LAURENTINO SALA e, quando estou saindo, com o CORONEL PM IAROSLAV ARADZENKA.     
O Diário Oficial de 29 de julho publica a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM ÉDISON FERREIRA LACERDA, do CPA/I-10.
  18 a. da falência do MAPPIN, em 29 de julho de 1999. Cerca de 8.200 funcionários perderão o emprego. A antiga sede na PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO foi lacrada nesta noite. As LOJAS BRASILEIRAS anunciam que serão fechadas em agosto. O GRUPO PÃO DE AÇÚCAR arrendou duas lojas, a da PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO e a do ITAIM, reabrindo-as sob o nome de EXTRA/MAPPIN. O EXTRA da PRAÇA RAMOS foi reaberto, depois de uma rápida reforma, em 27 de novembro de 1999. A tradicional loja de departamentos foi transformada em hipermercado vertical.
  18 a. MARC BARTON, 44 anos, abriu fogo numa corretora de valores em ATLANTA, da qual era ex-cliente, matando 9 pessoas e ferindo outras 12. Também matou sua mulher e dois filhos, suicidando-se. Em 29 de julho de 1999.
  17 a. morre RENÉ FAVALORO, cirurgião argentino, inventor do “BY-PASS” coronário em 1967, no dia 29 de outubro de 2000.
  17 a. presidente do PERU, ALBERTO FUJIMORI, toma posse, no seu terceiro mandato consecutivo, com protestos nas ruas por suposta fraude eleitoral, em 29 de julho de 2000.

ACONTECEU EM  29 DE JULHO DE 2001 – DOMINGO
Depois de assistir a corrida do GP DA ALEMANHA, faço a minha viagem rotineira para POÁ, aos domingos, onde almoço com minha mãe. Na Avenida TIRADENTES, após comprar as revistas ISTO É e ÉPOCA e o jornal AGORA, embarco na TRANSGUARULHENSE (a passagem que era de R$2,50 subiu para R$2,95). Durante a viagem leio as revistas que comprei. O domingo apresenta uma temperatura baixa, muito embora tenhamos sol. Minha mãe conta a decadência na saúde de sua amiga LILICA. Não sai mais de casa e está muito magra. Não há grandes novidades em POÁ. Somente podemos notar que a construção do prédio no terreno que doei para a MARIZETE e ADALVO está bem adiantada. Converso com meu genro ADALVO, minha filha MARIZETE e meu neto FELIPE. Às 16 horas, o CABO PM RENATO VENTURA chega e me leva até a estação de POÁ. Começo o retorno para casa.

O CORINTHIANS venceu o IDEPENDIENTE por 2 a 1, pela manhã, no PACAEMBU. Assumiu a liderança do Grupo C da COPA MERCOSUL. O resultado foi importante para amenizar a crise gerada pelo afastamento de MARCELINHO CARIOCA. GIL e SCHEIDT marcaram os gols do TIMÃO e VUOSO descontou para a equipe argentina.    

A COLÔMBIA é CAMPEÃ DA COPA AMÉRICA pela primeira vez na história. Venceu hoje, na final, o MÉXICO por 1 a 0. O terceiro lugar ficou com HONDURAS que, no tempo  regulamentar empatou com o URUGUAI por 2 a 2, vencendo nos pênaltis por 5 a 4.

O ALEMÃO RALF SCHUMACHER venceu em HOCKENHEIM o G P da ALEMANHA. RUBENS BARRICHELLO chegou em segundo. Na largada, o carro de MICHAEL SCHUMACHER estava lento e LUCIANO BURTI bateu na traseira desse carro, voando na pista. Ele não se machucou, bem como nada aconteceu com MICHAEL SCHUMACHER. O acidente só não foi trágico para BURTI, que saiu ileso, porque o arco de proteção sobre a cabeça do piloto resistiu ao impacto.  

TRÊS PESSOAS MORRERAM na zona norte de SÃO PAULO e outra na região central, no BOM RETIRO. Segundo a PM, a causa provável é o frio, já que os corpos não tinham nenhum ferimento. De acordo com o Instituto de Astronomia e Geofísica da USP, a temperatura mínima foi de 3,7 graus centígrados, recorde do ano.

CHANCE DE MODELO SER ENCONTRADA COM VIDA É REMOTA : - Bombeiros consideram improvável resgatar a modelo FERNANDA VOGEL e o piloto  RONALDO JORGE RIBEIRO com vida. O comandante da operação de resgate, Capitão ÁTILA PEREIRA, disse que a temperatura corporal abaixo de 35 graus centígrados faz com que a pessoa perca a resistência e os sentidos. Apesar do tempo ter melhorado, a temperatura da água estava em 11 graus centígrados. A mãe da modelo, MIRYAM VOGEL, voltou a pedir orações e agradeceu as manifestações de solidariedade. O empresário JOÃO PAULO DINIZ se manteve isolado.

O EX-MINISTRO ROBERTO CAMPOS, de 84 anos, foi internado no CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO da CLINICA SÃO VICENTE, na GÁVEA, na Zona Sul do RIO. Foi internado devido a problemas respiratórios e renais.  

2 002     -   :  -      SEGUNDA-FEIRA
Com frio, vou chegar no MMDS por volta das 11:30 horas. Ali encontro CLEUSE, adoentado, sem poder trabalhar, queixando-se de dificuldades financeiras. Ainda não sabemos como ajudá-lo. CARBAIA esteve no último sábado nos ALPES DA CANTAREIRA, onde pretende construir uma casa de campo. Acontece que, por enquanto, isso fica apenas no sonho porque não tem o dinheiro suficiente para erguer a obra.
Cruzo com o CORONEL Ref. ANTÔNIO AUGUSTO NEVES, candidato a deputado federal, em plena campanha. Quer a nossa cooperação na sua luta política. Deixa comigo algumas dezenas de “santinhos”.
No MMDC, encontro o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES um tanto quanto afobado com as investidas do Cel. ARY CANAVÓ, querendo tumultuar o negócio da NESTLÉ/NESCAU. O Chefe de Gabinete do Comandante Geral, Cel. CELSO CAMARGO, quer conversar com o Sr. MARCONDES, pois andaram mandando documentos para o QCG sobre a reforma do Monumento–Mausoléu. O Sr. MARCONDES manda chamar o advogado CARRARO, mas, antes dele chegar, vou para uma reunião na ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. Ali já estão : Cel. Ref. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, Cap. EB E/R GINO STRUFFALDI, doutora NELLY CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico; General R/R OSWALDO MUNIZ OLIVA, OG POZZOLI, VIVIANO FERRANTINI, desembargador LUIZ EDUARDO CORREIA DIAS, e outros. Na impossibilidade do Sr. FRANCISCO GIANNOCARO presidir esta reunião, quem faz as suas vezes é o Diretor Superintendente Distrital Centro, ROBERTO MATEUS ORDINE.
Essas reuniões da Comissão para as festividades dos 70 anos da Revolução Constitucionalista passam a ser consideradas da COMISSÃO PERMANENTE DE EVENTOS CÍVICOS, conforme foi sugerido na última Segunda-feira, a qual não participei. O General MUNIZ OLIVA e OGG POZZOLI dão verdadeiras aulas de história. Até o GINO acha de lembrar episódios do Brasil dos anos 30.
Outro assunto discutido é o da proposta de criação da medalha “CARLOS DE SOUZA NAZARETH”. Na época da Revolução de 32, NAZARETH era o presidente da Associação Comercial e muito ajudou no esforço de “guerra”, chegando a ficar preso pelo ditador durante quase dois anos. Será nomeada uma sub–comissão para tratar disso.
O Concurso das Escolas sobre as redações a respeito do Movimento Constitucionalista vai chegando ao seu final. A professora encarregada dessa parte não pôde comparecer hoje.
O Presidente da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL está impedido de receber hoje a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, como estava programado. Esse evento fica para 5 de agosto. Telefono para o Sr. MARCONDES, impedindo dele deixar o MMDC para vir até a Associação Comercial, quando faria a entrega da medalha. Ele se encontra reunido com LUIZ SÉRGIO CARRARO. 
Comentamos também a morte prematura do filho do poeta PAULO BOMFIM, acontecida no último sábado. O corpo foi cremado hoje, na Vila Alpina, por volta das 11 horas. RAUL PAULO BOMFIM estava com 44 anos e foi vítima de um infarto fulminante. Morava no RIO.     
Chegando em casa, LUCINDA conta-me que esteve na casa dos pais da KÁTYA e chegou a dar banho no IAGO, o xodó da família.

Deu a louca no mercado financeiro. O dólar comercial chegou a subir 9% indo a R$3,290, numa disparada que assustou a maioria dos operadores. No final do dia, com a tímida intervenção do Banco Central, houve ligeiro recuo e a moeda americana fechou em R$3,185.

O empresário italiano VINCENZO CONSOLI, de 57 anos, procurado pela INTERPOL em mais de 180 países, foi preso ontem à noite na rodovia ANHANGUERA, em frente ao SBT, em OSASCO. CONSOLI foi detido por policiais da Delegacia de Estelionatos do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado. Ele se identificou aos policiais como ANTÔNIO VITA, mas foi descoberto e autuado em flagrante por uso de documentos falsos. A polícia investiga a possível ligação do italiano com a máfia siciliana.

ANUNCIADA a primeira gravidez da modelo alemã CLÁUDIA SCHIFFER, de 31 anos, casada desde maio com o produtor de cinema americano MATHEW VAUGHN. Em LONDRES.

MORREU BUDDY BAKER, compositor de cerca de duzentas músicas para os desenhos da DISNEY. Em 1972 foi indicado para o OSCAR pela trilha do filme NAPOLEON AND SAMANTHA. Nos EUA, aos 84 anos, vítima de infarto .

ASSUMIU o comando da organização AL QAEDA, SAAD OSAMA BIN LADEN, primogênito do terrorista OSAMA BIN LADEN, indício de que o pai está ferido ou morto.

2 003  :   -   TERÇA-FEIRA
Trabalho no MMDS sozinho. Os oficiais estão em destino, dando suas aulas de segurança. Os tenentes da PMBA acompanham-nos. Recebo um comunicado da CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS de que a solenidade na AJUDÂNCIA GERAL, amanhã, será por volta das 10 horas, no salão nobre. O MAJOR MARCO ANTÔNIO convida o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, sobre essa solenidade, quando o estandarte desse órgão será galardoado com a medalha PEDRO DE TOLEDO. O Major MARCO ANTÔNIO receberá a medalha CONSTITUCIONALISTA. Nosso presidente está no MMDC e toma conhecimento de uma carta que minutei hoje, endereçada aos conselheiros, encaminhando o acórdão do Tribunal de Justiça, no agravo de Instrumento movido pelo IPH, referente ao restauro do Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista, que nós ganhamos.
VICTÓRIO traz ao MMDC os oficiais baianos, GESOFATO e NESILE para conhecimento de nossos trabalhos. Mostra as fotos do casamento do LUZ com FERNANDA, realizado no último sábado, dia 26.
O CORONEL MENDES chega por volta das 15:30 horas. Arrumou o livro do J.B. OLIVEIRA – COMO PROMOVER EVENTOS, onde trata do cerimonial e do protocolo na prática. É um pedido da CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS. Quase na nossa saída, chega o CORONEL RENALDO. Traz um documento para avaliação do Sr. MARCONDES no que concerne à justificativa dos dez mil reais que nos foram adiantados pela Secretaria da Cultura, no ano de 2000, para gastos no NOVE DE JULHO daquele ano. Diz o CORONEL RENALDO que irá amanhã até o TRIBUNAL DE CONTAS entregar a documentação. Por volta das 16 horas, o MENDES leva-me em seu carro até as proximidades do ponto de ônibus EXPRESSO COCAIA.
Já em casa, recebo um telefonema do CARLOS, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, para tratar de detalhes a respeito da solenidade de amanhã. A presidente NELLY CANDEIAS está com inflamação na garganta e talvez não possa dirigir os trabalhos. O historiador ERNÂNI DONATO fará as vezes da doutora NELLY caso ela não esteja de condições de falar. 

DIÁRIO OFICIAL DE 29 DE JULHO DE 2003 PUBLICA AS TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA DOS SEGUINTES OFICIAIS: - TENENTE-CORONEL PM OTACÍLIO SOARES DE LIMA, do GRPAe JOÃO NEGRÃO. Nasceu em 29 de agosto de 1951. Entrou na PMESP no dia 21 de maio de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1979; Capitão – 24 de maio de 1987; não tenho a data de sua promoção a Major; Tenente-Coronel  - 25 de agosto de 1997.

TENENTE-CORONEL PM LUIZ UMBERTO MENEGUCCI, da DAL. Nasceu em 5 de outubro de 1956. Entrou na PMESP em 16 de fevereiro de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 16 de abril de 1977. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1977; 1º Tenente – 25 de agosto de 1981; Capitão – 24 de maio de 1988; Major – 25 de agosto de 1995; Tenente-Coronel  -  24 de maio de 2000.

A Prefeitura de SÃO PAULO está, mais uma vez, liberada para iniciar a construção de um auditório de 4.870 metros quadrados no PARQUE DO IBIRAPUERA. A 1ª Câmara de Férias de Direito Público do Tribunal de Justiça, por unanimidade, cassou a liminar que havia suspendido a execução do projeto. A decisão começará a vigorar após a publicação do acórdão no DIÁRIO OFICIAL do Estado.

O estudante JÚLIO FRATESCHI, de 16 anos, filho do presidente estadual do PT, PAULO FRATESCHI, morreu hoje, depois de passar cinco dias internado. JÚLIO sofreu um acidente de carro na madrugada de quinta-feira, dia 24, em PARATY, no RIO, quando ia buscar dois primos na rodoviária. Teve traumatismo craniano e ficou internado até hoje na UTI do Hospital do Servidor Público, em SÃO PAULO. Durante o fim de semana, o rapaz apresentou grande melhora. Os médicos iriam tirá-lo do coma induzido no domingo, dia 27, mas voltaram atrás ao perceberem uma alteração na pressão intracraniana. Em fevereiro de 2002, a família de FRATESCHI sofreu um grave acidente na Rodovia CARVALHO PINTO, quando voltava de férias de PARATY. O carro que a mulher dele, IOLANDA, dirigia, foi fechado. Ela capotou e um dos filhos, PEDRO, de 7 anos, morreu. Outra filha deles, BEATRIZ, que hoje tem 8 anos, ficou em coma por vinte dias em decorrência do acidente e ainda apresenta seqüelas. O presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, chegou às 23 horas de hoje no Cemitério PARQUE JARAGUÁ, na região de PERUS, onde foi realizado o velório. Ele estava acompanhado do ministro-chefe da CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU, do ministro da FAZENDA, ANTÔNIO PALOCCI, e do presidente nacional do PT, JOSÉ GENOINO. A prefeita MARTA SUPLICY também compareceu ao velório, que foi fechado para os jornalistas.

Para chamar a atenção da família, SÍLVIA DOS REIS MORAES, de 25 anos, simulou seu falso seqüestro, ontem, em FRANCA, na região de RIBEIRÃO PRETO. A moça é irmã dos cantores GIAN e GIOVANI. Para enganar os parentes, ela disfarçou a voz, se fazendo passar pelo suposto seqüestrador, pediu um resgate de cem mil reais e passou todo o dia de ontem num apartamento vazio. SÍLVIA pegou as chaves do imóvel, que estava para alugar, fingindo interesse na locação. Ela saiu do apartamento no início da noite, quando a história já era conhecida pela imprensa. Após algumas contradições, confessou a farsa aos policiais. SÍLVIA deve ser submetida a tratamento psicológico.

Foi hoje celebrada a missa de 7º dia do fotógrafo LUÍS ANTÔNIO DA COSTA, o LA COSTA, na Igreja da CONSOLAÇÃO, em SÃO PAULO. Ele foi assassinado em frente do acampamento dos SEM-TETO no terreno da Volkswagen, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. Em homenagem a ele, os fotógrafos que estiveram na missa colocaram suas câmeras no altar. A mulher de LA COSTA, LUCIANA, se emocionou e chorou muito. “Tiraram a vida de uma pessoa que me fazia muito feliz, por isso dói tanto”.

O cinema nacional perdeu um de seus representantes mais folclóricos. Morreu hoje à noite, no Hospital de BASE de BRASÍLIA, aos 48 anos, AFONSO BRAZZA, o bombeiro-cineasta que virou cult por assinar e estrelar filmes “trash”. A causa foi uma parada cardiorrespiratória em decorrência de um câncer no esôfago. BRAZZA nasceu no PIAUÍ e morou em SÃO PAULO antes de se radicar na Capital Federal. Foi na BOCA DO LIXO que ele conheceu CLAUDETE JOUBERT, que se tornaria sua mulher e estrela de todos os longa-metragens dirigidos por ele. A estréia atrás da câmeras foi em 1982, com “O MATADOR DE ESCRAVOS”. De lá para cá fez mais cinco filmes. Tinha como gênero preferido o policial. Ganhou o apelido de “RAMBO DO SERTÃO” porque interpretava sempre o herói sem suas fitas. Para realizar “TORTURA SELVAGEM – A GRADE”, obteve um prêmio de incentivo da Secretaria da Cultura do DISTRITO FEDERAL. Nesse filme ele contou com as presenças de outro ícone do “trash” nacional, JOSÉ MOJICA MARINS, o ZÉ DO CAIXÃO, além do cantor RODOLFO ABRANTES e da filha do governador do Distrito Federal, JOQUIM RORIZ, LILIANE. Foi o maior êxito da carreira de AFONSO BRAZZA. O filme foi lançado em SÃO PAULO no ano passado, mas não obteve repercussão.

Soldados americanos capturaram, hoje de madrugada, em AL TIKRIT, cidade natal de SADDAM HUSSEIN, um dos mais antigos e leais guarda-costas do ex-ditador iraquiano, ADNAN ABDULLAH ABIB AL-MUSSLIT, que quase nunca saia do lado de seu protegido. Na operação, dois outros homens foram presos junto com vários documentos que poderão ajudar as tropas no cerco ao ex-ditador. Com o paradeiro do ex-ditador ainda desconhecido, os ataques aumentam. AL TIKRIT já foi palco, no domingo, dia 27, de operações de caça a SADDAM. Tropas invadiram três sítios na cidade depois de receber pistas sobre o ditador. No mesmo dia, forças de elite invadiram uma casa em BAGDÁ, em uma operação que deixou cinco civis mortos. O PENTÁGONO se apressou em desmentir rumores que circularam no mercado financeiro dos EUA sobre a captura de SADDAM HUSSEIN.
          
2 004  :   -   QUINTA-FEIRA
O ESTADO DE SÃO PAULO publica na página C5: LEI PROÍBE QUE NOMES DE LOCAIS PÚBLICOS MUDEM. Medida protege denominações de ruas e pontes que são de domínio público. Para muitos vereadores será o fim de um “filão” para a atuação parlamentar. Dar nomes de conhecidos a ruas e avenidas é uma prática muito usada para agradar a eleitores. A prefeita MARTA SUPLICY sancionou ontem uma lei que impede a mudança de nomes consagrados de locais públicos – como ruas, pontes ou centros municipais –, mesmo que eles não sejam oficiais. A medida vale principalmente para referências a datas e fatos históricos ou localizações geográficas. O objetivo da proposta, apresentada em 2002 pelo vereador NABIL BONDUKI, é proteger justamente os nomes que não são oficiais, isto é, são usados pela população local, mas que não estão no cadastro da Prefeitura. Volta e meia, para mostrar serviço ou agradar a alguém, alguns vereadores surgem com propostas para alterar nomes de locais públicos, nem sempre levando em considerações os hábitos e a opinião da população.
VETERANOS – Se esse projeto de lei tivesse sido aprovado no mesmo ano, evitaria que a própria MARTA enfrentasse os protestos de ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, que até hoje, como visto semanas atrás, no feriado de 9 de julho, reclamam da mudança do nome do túnel e criticam a prefeita pela medida. Na época, MARTA sancionou lei proposta pelo então vereador ADRIANO DIOGO, hoje secretário do VERDE E DO MEIO AMBIENTE, que batizava oficialmente o túnel como Dr. DAHER ELIAS CUTAIT. Apesar de a passagem ser de 1938 e ter sido inaugurada pelo presidente GETÚLIO VARGAS, o nome 9 de julho não era oficial. Isso permitiu a homenagem, justa pelos feitos do médico CUTAIT, mas que se mostrou inadequada por mexer com um símbolo paulista. “Pena que essa lei não tenha vindo antes”, lamentou o presidente da Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista (SODEPRO), WÁLTER TAVERNA, que também é conselheiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A esperança dos ex-combatentes é que o túnel seja tombado pelos órgãos estadual e municipal e que, com isso, o nome tradicional da passagem seja retomado. Situação semelhante havia ocorrido com a PONTE ENGENHEIRO ROBERTO ZUCCOLO, sobre o RIO PINHEIROS. É assim que foi batizada oficialmente a PONTE CIDADE JARDIM. Mas basta ouvir notícias sobre o trânsito ou falar com um taxista para ver que se continua usando o nome antigo, por sinal o mesmo da avenida que leva à ponte. Outra polêmica envolveu o CENTRO CULTURAL SÃO PAULO, que oficialmente se chama hoje CENTRO CULTURAL SÃO PAULO MANABU MABE, graças a um projeto do vereador JOOJI HATO, também sancionado pela prefeita.

Nem bem tinha acabado de ler essa reportagem no “O ESTADO”, quando recebo um telefonema do advogado LÚCIO RAMOS. Ele entrou em contato com o WÁLTER TAVERNA, por causa da mesma reportagem, e o presidente da SODEPRO forneceu o meu telefone. LÚCIO RAMOS é filho de FRANCISCO DE CASTRO RAMOS, que foi diretor-gerente de “O ESTADO DE SÃO PAULO”, por ocasião do exílio dos MESQUITAS, em 1932. Quer ele maiores dados de seu pai, voluntário na Revolução Constitucionalista.

Chego tarde na entidade que presido. Os oficiais estão em plena atividade, inclusive o RAFAEL, o mais novo de todos, que chega depois das 13 horas, mas que mostra boa vontade. AMÉRICO quer oferecer amanhã um almoço pelos dezoito anos que trabalha em nossa companhia, na área centro. Marcamos esse evento para a AORPM, aonde iremos nos reunir. AMÉRICO acompanha-me até a agência do BANESPA, no CORPO DE BOMBEIROS e depois vai à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Lá se encontra o Sr MARCONDES, bastante irritado. Teima em escrever uma carta ao Comandante Geral, com termos muito fortes. Descrevo a ele como foi a reunião de ontem na TRATORIA DA CONCHETA e o oferecimento da doutora CÉLIA em nos ajudar com novos computadores. Peço a ele para fazer um contato com ela. Ao mesmo tempo, aconselho-o a comparecer na reunião de segunda-feira, dia 2 de agosto, na Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, para discorrer sobre a tenebrosa situação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde inimigos querem destruí-la para montar uma nova sociedade, em caráter virtual. O pior que essa gente ainda pertence ao quadro do CONSELHO SUPREMO do MMDC. O presidente, um tanto quanto perdido, não sabe bem o que fazer. A idade não ajuda o seu desempenho e ele luta para manter acesa a chama de levar para frente a Sociedade, apesar de todos os percalços. Pessoas querem ajudar, mas ele está desconfiado. Queria falar com o general BUENO, mas essa pessoa tem um índice de antipatia tremenda no nosso Conselho. Vai terminando uma semana muito desagradável na Sociedade. Embora eu não seja mais o secretário da Diretoria Executiva, tenho acompanhado de perto o desenrolar dos acontecimentos.
Em casa, com o nosso telefone funcionando, depois de uma temporada só recebendo, ligo para o FRANCISCO GIANNOCCARO. Falo da idéia do comparecimento da doutora CÉLIA MARCONDES na reunião da próxima segunda-feira, bem como da conveniência de levar o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a fim do mesmo expor os graves problemas da nossa Entidade. Ele aceita de bom grado a participação de ambos no dia 2 de agosto.

FALECEU LUIZ CARLOS BUENO, aos 67 anos, nesta quinta-feira, às 12 horas, no hospital SÃO SEBASTIÃO, em SUZANO, vítima de aneurisma abdominal. Ele foi internado no sábado após sofrer princípio de infarto e chegou a ser liberado no domingo, retornando à sua casa. Na segunda-feira, dia 26, BUENO após sentir-se mal, retornou ao hospital e logo foi encaminhado ao hospital SANTA MARCELINA, em ITAQUERA, onde foi operado do estômago. De acordo com seus familiares, a operação foi um sucesso e BUENO não corria mais risco de vida. Quis o destino que surgissem complicações. O ex-secretário de Educação de POÁ sofreu três paradas cardíacas, não resistiu e faleceu. O Professor BUENO ocupou a pasta da Secretaria de Promoção Social na primeira gestão do prefeito EDUARDO CARLOS FELIPPE, o “EDUARDÃO”, no período de 1993 a 1996. Já no período de 1997 a 1999 e de 2001 até a data de sua morte foi o Secretário Municipal de Educação. Formado em sociologia e doutor em matemática, ministrou aulas no Liceu SANTO ANTÔNIO, Universidade de BRÁS CUBAS e Universidade de MOGI DAS CRUZES. De acordo com o Prefeito de POÁ, BUENO sempre foi seu amigo pessoal.

Foi enterrado no Cemitério da PAZ o PM DIRCEU MÁXIMO PEREIRA, de 42 anos, morto com dois tiros em um assalto a um supermercado localizado na rua MARCELINO BRUNETTI, na VILA VARELA, em POÁ. Ontem, o militar encontrava-se próximo ao estabelecimento comercial, quando os bandidos chegaram e desfecharam alguns tiros contra DIRCEU, que caiu no chão. Eles invadiram o supermercado, foram até o caixa, pegaram todos o dinheiro e evadiram-se em um automóvel SANTANA. O PM foi socorrido ao Hospital Dr GUIDO GUIDA, não resistiu aos ferimentos, já que recebeu dois tiros um no pescoço e outro no tórax. DIRCEU estava lotado na 2 ª Companhia do 32 º Batalhão de Policia Militar Metropolitano.

O SANTOS goleou o CORITIBA por 4 a 2, na VILA BELMIRO e reassume a ponta do BRASILEIRO, com 35 pontos. ELANO, o destaque da partida, fez dois gols. Com o resultado, o SÃO PAULO, que tem 34 pontos, caiu para o segundo lugar na tabela. O técnico LEÃO se demitiu do CRUZEIRO e é cotado para assumir o TRICOLOR, caso CUCA vá para a ARÁBIA.

O brasileiro GUSTAVO KUERTEN teve uma jornada das mais estafantes hoje no MASTERS SERIES DE TORONTO e acabou não resistindo ao cansaço. Venceu com categoria o inglês TIM HENMAN, à tarde, mas, na noite, caiu diante do checo JAN HERNYCH. Num dia muito movimentado em TORONTO, uma das maiores surpresas foi a eliminação de ANDRE AGASSI diante do austríaco JULGEN MELZER. Enquanto isso, ROGER FEDERER mantém sua série de vitórias: superou o sueco ROBIN SODEERLING. Outro que está fazendo sucesso é NICOLAS KIEFER, que eliminou MARAT SAFIN e agora bateu o espanhol DAVID FERRER.
A Procuradoria Geral da SUÍÇA pediu hoje o desarquivamento do inquérito e o indiciamento do ex-prefeito PAULO MALUF por suposto crime de lavagem de dinheiro. O pedido será analisado por um juiz criminal suíço. Por meio de sua assessoria de imprensa, MALUF afirmou que o pedido “não tem base jurídica”.

Partidários dos candidatos MARTA SUPLICY e JOSÉ SERRA se hostilizaram hoje de manhã, durante visita de SERRA à VILA MARIA. Houve empurra-empurra e um princípio de tumulto. O PSDB culpou os petistas pelo incidente. Já a direção do PT diz que seus militantes foram agredidos.

A polícia está à procura de GABRIEL GOBBETTI, filho da delegada MARIA APARECIDA GOBBETTI, da Capital. Na casa dele, em SÃO CAETANO, foi encontrado um carro roubado. Os policiais contaram que o acusado fugiu pelos fundos para não ser preso.

Um confronto entre policiais militares do 3º Batalhão e traficantes na FAVELA DOS PILÕES, em HELIÓPOLIS, zona sul, deixou dois mortos e provocou uma manifestação de moradores do local com a polícia. JOSÉ MAURÍCIO DA SILVA, 20 anos, e FÁBIO DE SOUZA, 24 anos, seriam seguranças de uma “boca-de-fumo”. Eles foram baleados no peito e chegaram a ser levados ao Hospital HELIÓPOLIS, mas morreram. O TENENTE AUGUSTO CÉSAR LEITE DA FONSECA, da FORÇA TÁTICA, também foi atingido por um tiro no peito, mas foi salvo pelo colete à prova de balas.
 
Foi preso mais um acusado de envolvimento no assassinato do engenheiro suíço ANDRE DENIS MATTHEY, de 61 anos. O acusado não teve o nome revelado. É um estudante de classe média, parente distante da namorada do engenheiro, IRONI DOS SANTOS, de 34 anos. Os policiais, que ainda procuram outros dois criminosos, afirmam que o estudante –sobrinho da irmã de IRONI– foi o mentor do assalto que acabou em morte.

O fazendeiro NORBERTO MÂNICA, um dos maiores plantadores de feijão do BRASIL, será intimado a depor na POLÍCIA FEDERAL na segunda-feira, dia 2 de agosto. O empresário é acusado pela PF e pela Polícia Civil de MINAS GERAIS como um dos mandantes do assassinato de três fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho em UNAÍ, no dia 28 de janeiro. A PF prendeu sete acusados, mas trabalha com a hipótese de que pelo menos mais dois homens participaram do crime.

No último dia da viagem de LULA à ÁFRICA, o presidente atacou a política protecionista dos blocos econômicos comandados pelos países desenvolvidos da EUROPA e pelos EUA. Em discursos no seminário de empresários brasileiros e caboverdianos e na Assembléia Nacional de CABO VERDE, LULA defendeu o intercâmbio entre as nações pobres e em desenvolvimento para mudar a geografia comercial e econômica do mundo. LULA retornou ao BRASIL hoje à noite. Ao sair de CABO VERDE, teve de trocar de avião. O BOEING presidencial, o “SUCATÃO”, teve vazamento de combustível. LULA perdoou novamente a dívida de CABO VERDE, já perdoada antes, e que tinha resíduo de 2,7 milhões de dólares.

O ganhador dos 11,7 milhões de reais do concurso 581 da MEGA-SENA retirou seu prêmio hoje, em uma das agências da Caixa Econômica Federal, da Capital. O milionário não permitiu que o banco fornecesse nenhuma informação sobre ele. O sorteio tinha acontecido no dia 17 de julho e a demora no resgate do dinheiro já despertava a curiosidade dos moradores da CIDADE ADEMAR, na zona sul, local onde o sortudo fez a aposta.
  
O PAQUISTÃO anunciou hoje a prisão de um dos terroristas mais procurados pelos EUA e pelo qual há recompensa de 25 milhões de dólares. É AHMED KHALFAN GHAILINI, tanzaniano, membro da AL-QAEDA e acusado do atentado contra a embaixada americana no QUÊNIA, em 1998, que deixou mais de 200 mortos. GHAILINI deve ser entregue aos EUA. Ele foi preso por forças especiais paquistanesas; não está claro quem vai receber o prêmio.

MORREU, aos 88 anos, o inglês FRANCIS H.C. CRICK, co-descobridor da estrutura do DNA, um dos maiores feitos da ciência. Foi vítima de um câncer no cólon, em SAN DIEGO, CALIFÓRNIA. CRICK lançou os pilares da biologia molecular e tornou possível, por exemplo, os testes de DNA. Admirado por seus colegas por sua mente ágil e odiado por eles por pegar seus dados e, sem pedir licença, começar a explicar o que significavam. No início da década de 1950, aos 34 anos, era também uma promessa não cumprida. Nada havia feito de notável até 28 de fevereiro de 1953, quando, com o jovem biólogo americano JAMES WATSON, então com 23 anos, descobriu a estrutura do DNA: uma dupla hélice, ao contrário do que queria um cientista muito mais famoso, LINUS PAULING –vencedor do NOBEL no ano seguinte- que defendia uma tripla hélice. Nesse momento, o laboratório CAVENDISH, da Universidade de CAMBRIDGE, INGLATERRA, muitas vezes sacudido pela sonoras risadas de CRICK –que lhe valeram uma sala bem longe da do diretor- se tornou o berço da revolução da biologia molecular e também sua principal força motora.  Com essa descoberta, o homem dominou a matéria viva e abriu o caminho para a ciência explicar os mecanismos que criam a vida quase três séculos após a física começar a explicar como se comporta a matéria não-viva com ISAAC NEWTON. Curiosamente uma das fontes inspiradoras de CRICK foi um outro físico, um dos pais da mecânica quântica e também Prêmio NOBEL, o austríaco ERWIN SCHROEDINGER. Em 1944, exilado na IRLANDA, por causa do nazismo, ERWIN escreveu o livro “O QUE É VIDA?”, no qual postulava que os genes eram os componentes-chave da célula viva e que, para entender o que é a vida, temos de saber como eles funcionam. CRICK leu o livro em 1946 e ficou fascinado. Em 1962, ganhou o NOBEL DE MEDICINA com WATSON e MAURICE WILKINS pela descoberta, mas, nesse meio tempo, já destrinçava mais duas peças-chave da biologia molecular: o código genético e o RNA mensageiro, responsável por carregar os dados do DNA para serem codificados para produção de proteínas.            

O filho mais velho do ex-ditador chileno AUGUSTO PINOCHET foi preso hoje sob a acusação de fraude fiscal. AUGUSTO PINOCHET HIRIAT foi submetido a um interrogatório em SANTIAGO e, em seguida, transferido para a cidade de CURICÓ, a 201 km da capital. O caso que envolve o primogênito de PINOCHET data de maio de 2003, quando foi desmantelada uma rede que apresentava notas frias de carros para cobra a devolução de Imposto Sobre Valor Agregado (IVA). HIRIAT foi apontado como integrante do esquema pelo primeiro preso no caso, CARLOS PUGAR. Outras quatro testemunhas, que depuseram sob juramento, denunciaram o filho de PINOCHET.

ASSISTO no SBT o filme “SOB PRESSÃO”, de 1997, sob direção de CRAIG R. BAXLEY, com CHARLIE SHEEN, MARE WINNINGHAM, DAVID ANDREWS e NOAH FLEISS. Bombeiro tido como herói pira ao ser abandonado pela mulher, que se cansou de seus abusos, e agora dirige sua frustração para a família feliz da casa ao lado.

2 005  :   -    SEXTA-FEIRA
A chuva pesada não cessa e a fumaça de cigarros surge, iluminada por faróis de carros que cortam uma noite aparentemente eterna. Não há dúvida, estamos em BASIN CITY, cidade idealizada por FRANK MILLER e que aparece agora no cinema em “SIN CITY – A CIDADE DO PECADO”, filme que estréia hoje em cerca de 35 salas da Capital e da GRANDE SÃO PAULO. Cabe ao cineasta ROBERT RODRIGUEZ o maior crédito pelo transplante bem-sucedido do universo em preto-e-branco de MILLER para as telas, uma vez que foi ele o responsável por convencer o criador a dividir a direção da empreitada. As ruas de “SIN CITY” são perigosas e freqüentadas por prostitutas armadas, policiais corruptos, psicopatas. Além de serem controladas por inescrupulosos políticos. Há, por exemplo, o honesto policial JOHN HARTIGAN (BRUCE WILLIS) às voltas com um assassino de crianças. O fotógrafo DWIGHT McCARTHY (CLIVE OWEN) que tenta a todo custo evitar uma guerra entre a polícia, a máfia e as prostitutas da Cidade Velha. E o grandão MARV (MICKEY ROURKE), que enfrenta um canibal para vingar a morte de uma das damas da noite local. Para contar as histórias barra-pesada da cidade mais sombria das HQs, RODRIGUEZ escalou ainda BENÍCIO DEL TORO, ELIJAH WOOD, RUYTGER HAUER e as beldades ROSÁRIO DAWSON, CARLA GUGINO, BRITTANY MURPHY, ALEXIS BLEDEL, DEVON AOKI, responsáveis pela tradução em carne-e-osso das sinuosas e letais damas da HQ. JÉSSICA ALBA, a mulher invisível do “QUARTETO FANTÁSTICO”, está aqui bem visível, como a fantástica stripper-cowgirl NANCY CALLAHAN. Com suas curvas, fica mesmo difícil perceber se a moça é boa atriz ou não, afinal. Com a transposição de “SIN CITY” para a tela, vê-se que é possível revolucionar a sétima arte do ponto-de-vista estético. Verdadeiro “gibi vivo”, o filme tem seu ponto alto na ação casada com um visual inovador, com tintas carregadas e expressionistas. O norte-americano FRANK MILLER é o responsável por uma verdadeira revolução nos quadrinhos. E, de quebra, pode ser considerado um revolucionário também do cinema, uma vez que a estética visual que criou para o papel vez por outra invade o terreno da sétima arte. Foi MILLER quem renovou a linguagem dos gibis ao dar uma nova roupagem ao homem-morcego com “BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS”, em 1986. Com os traços sombrios de MILLER, o morcegão ganhou nova vida. Três anos depois, o escritor e desenhista continuaria esta revolução ao se dedicar às origens do herói mascarado em “BATMAN – ANO UM”. Este ano, com a chegada às telas de “BATMAN BEGINS”, ficou claro como a linguagem pensada por FRANK MILLER para seus desenhos combina perfeitamente com a tela grande. “SIN CITY” vem confirmar e ampliar esses indícios, ao traduzir com uma fidelidade assustadora o clima noir da criação do desenhista. Com o anúncio da pré-produção de “SIN CITY 2”, programada para 2006 e de “SIN CITY 3”, imaginada para 2008, ao que parece o casamento entre MILLER e o cinema renderá muito ainda.

Por volta das 10 horas, quando estou digitando no computador as notícias mais importantes de ontem, recebo um telefonema choroso de minha prima CARMEM. Ela conta que seu irmão, o MOACYR “se foi” às 6:30 horas. O velório irá acontecer assim que o corpo seja liberado pelo Hospital das Clínicas, na igreja NOSSA SENHORA DA SALETE, em SANTANA. O enterro está previsto para a manhã do sábado. O MOACYR teve problemas com a próstata. Sofreu uma operação, mas a doença se espalhou pelo corpo todo e sua morte seria mesmo o encerramento de um sofrimento atroz. Minha prima está carregando uma pesada cruz: sua mãe, com 99 anos, está entrevada em uma cadeira de rodas, bastante debilitada; o marido, MANOEL, começa a sentir os efeitos do MAL DE ALZHEIMER. Agora, perde o irmão.

Participo de um almoço com os oficiais do MMDS. AMÉRICO lembra que no próximo dia 31 ele irá completar dezenove anos servindo na área centro. Praticamente conhece tudo na região. Faz planos para os nossos próximos investimentos na área de segurança. Quer oferecer um almoço na segunda-feira para os oficiais mais chegados. Acompanha-me até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde, quase às 15 horas, estão o CAPITÃO GINO STRUFFALDI, nosso presidente e o CORONEL PM MENDES. Depois também comparecem os advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA. O momento é pertinente para tecermos comentários sobre a crise financeira. Lembramos que o novo tesoureiro, CORONEL PM Res RICARDO JACOB, juntamente com o MAJOR OLÍMPIO, está empenhado em sanar o problema do crédito rotativo junto ao BANESPA. Se isso se concretizar, é meio caminho andado. O MENDES pensa em levar o GINO até a indústria do LEVENSTEIN, na semana que vem, a fim de que este abra o LIVRO DE OURO.
Por volta das 16 horas, deixamos o MMDC. O MENDES leva-me até o velório NOSSA SENHORA DA SALETE. Ali, vou me encontrar com vários parentes, na despedida ao meu primo MOACYR LOPES: CARMINHA, MANOEL, MÔNICA (filha da CARMEM e MANOEL), a viúva de meu primo, que me conta o sofrimento do MOACYR, operado quatro vezes e que precisou se valer da morfina para afastar as dores que sentia; VITALINO, conhecido do MOACYR desde os tempos da infância, em POÁ, MARCOS (casado com MIRIAM, filha do MOACYR); CARINA, neta do MOACYR, filha da MIRIAM e do MARCOS, que completará 23 anos em 31 de julho; várias outras netas de meu primo, que eu não conhecia, além de outros parentes por parte da viúva, também estão presentes. Meu irmão CARLOS traz tia IRENE, minha filha MARIZETE e meu primo CIDO. Vou permanecer no velório até 18:30 horas. LUCINDA está me esperando em GUARULHOS e aguarda minha chegada para comprar algumas coisas para a festa do IAGO, que acontecerá amanhã.

O jogador brasileiro JÚLIO BAPTISTA foi contratado pelo REAL MADRID por 24,3 milhões de dólares. O SEVILLA, seu antigo clube, demorou apenas um dia para acertar a sua venda. No caso de ROBINHO a novela de sua transferência para o REAL MADRID, que já tem em seu elenco os brasileiros RONALDO e ROBERTO CARLOS, deverá ser acertada com o SANTOS nos próximos dias.

O servidor público JOÃO CLÁUDIO GENU, assessor do deputado JOSÉ JANENE, confirmou à Polícia Federal que várias vezes, entre 2003 e 2005, recebeu dinheiro das contas do empresário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA, a mando do chefe e de dois dirigentes do PP: os deputados PEDRO CORRÊA e PEDRO HENRY. GENU disse que entregava o dinheiro à tesouraria do partido, sem conferir o total, e que não sabia qual a finalidade dos recursos – se era para pagamento de mensalão, formação de CAIXA 2 do partido ou enriquecimento pessoal.

Diante das fortes reações dos integrantes da CPI DOS CORREIOS e de outros parlamentares, o governo e o PT implodiram o acordo para evitar as cassações de mandatos por quebra de decoro parlamentar. O acordão estava sendo costurado pelos deputados ROBERTO JEFFERSON e VALDEMAR COSTA NETO, com o aval do presidente da Câmara, SEVERINO CAVALCANTI. Depois de uma negociação mediada pelo líder do PTB, JOSÉ MÚCIO, SEVERINO reuniu em sua residência oficial, na noite da terça-feira, dia 26, VALDEMAR, os líderes do PL, SANDRO MABEL, e o do Governo na Câmara, ARLINDO CHINAGLIA. SEVERINO alegou que seria muito ruim para a imagem da Câmara se um grande número de parlamentares fosse cassado. Hoje, em SÃO PAULO, SEVERINO confirmou ser favorável a um acordo, para evitar que os deputados fossem submetidos a processos de perda de mandato no Conselho de Ética. Ele alegou que as investigações sobre o pagamento de mesadas a parlamentares devem sair do Conselho de Ética, sendo repassadas exclusivamente às CPIs. Foram feitas várias propostas, mas não se chegou a conclusão nenhuma.

Toda quinta-feira, o aposentado PEDRO BORDIN, 89 anos, e a sua filha JANETE BORDIN VERAS, 66 anos, iam juntos para o culto evangélico. Depois de orarem, voltavam a pé para casa, no JARDIM OSASCO, em OSASCO. Ontem, a rotina dos dois acabou de forma violenta. Pai e filha morreram ao serem atropelados por um menor de idade quando atravessavam o cruzamento entre as avenidas AUTONOMISTAS e PRIMITIVA VIANCO. O acidente aconteceu ontem, por volta das 21 horas. O veículo que atingiu os dois, segundo testemunhas, estava em alta velocidade e avançou o sinal vermelho atropelando as vítimas na faixa de pedestre. O motorista é menor de idade e não tem carteira de habilitação. BORDIN morreu na hora. JANETE chegou a ser socorrida no Hospital CRUZEIRO DO SUL, mas morreu horas depois. O estudante R.O.M. teria pego o veículo GOL escondido dos pais.

O jovem GABY BOULOS, 27 anos, passou sua primeira noite numa cela isolada no regime de observação do Centro de Detenção Provisória 2 de PINHEIROS. Acusado de abusar sexualmente de uma menina de doze anos, ele está sendo mantido longe dos demais detentos para que sua integridade física não seja colocada em risco. Por estar em regime de observação, ele não poderá receber visitas de familiares nos próximos dez dias. O rapaz foi denunciado pelos crimes de atentado violento ao pudor e cárcere privado. O juiz RODOLFO PELIZARI, da 14ª Vara Criminal, já marcou, mas não divulgou, a data de seu interrogatório.

Uma semana depois que JEAN CHARLES DE MENEZES foi morto pela polícia de LONDRES, o adeus ao eletricista reuniu milhares de pessoas em sua terra natal, GONZAGA (MG), onde hoje foi feriado. Gente da cidade que conviveu com o rapaz e o viu partir para a GRÃ-BRETANHA atrás do sonho de um futuro melhor se uniu a moradores das redondezas que vieram, em ônibus fretados, para o enterro. O sepultamento foi à tarde no único cemitério do Município. O caixão foi colocado ao lado do túmulo de um primo, morto num acidente ocorrido há quatro anos em PORTUGAL, onde ele também tentava a sorte. O ministro da Comunicações, HÉLIO COSTA, representou o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. AÉCIO NEVES, governador mineiro, mandou em seu lugar o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, MARCOS MONTES. O embaixador MANOEL GOMES PEREIRA foi em nome do ITAMARATY.

RICARDO MELLO teve o jogo na mão, mas faltou calma para alcançar a semifinal do ATP de LOS ANGELES. O brasileiro perdeu do eslovaco DOMINIK HRBATY por 2 sets a 1. Se em LOS ANGELES o BRASIL se deu mal, em CAMPOS DO JORDÃO o mineiro ANDRÉ SÁ vai defender o país na decisão do challenger local contra o argentino JUAN MARTÍN DEL POTRO, ao meio-dia de amanhã. Na semifinal, SÁ deixou para trás o mexicano SANTIAGO GONZÁLEZ. DEL POTRO derrotou o gaúcho MARCOS DANIEL. É a 15a  decisão de um torneio da série challenger na carreira de SÁ, que já tem onze títulos no curriculo. Neste ano, o brasileiro conquistou o challenger de DALLAS, no TEXAS.

Os quatro suspeitos dos atentados frustrados do dia 21 de julho contra três trens do metrô e um ônibus, em LONDRES, já estão presos. O primeiro deles, o somali YASIN HASSAN OMAR, havia sido capturado na quarta-feira, dia 27, em BIRMINGHAM, no norte da INGLATERRA. Já os demais foram encontrados hoje numa série de operações policiais. Iniciada há exatos oito dias – quando as bombas não estouraram, mas espalharam o medo – a caçada resultou na prisão de dois homens em LONDRES e um em ROMA. Dos três presos hoje, apenas dois foram identificados. MUKTAR SAID IBRAHIM, envolvido no atentado contra o ônibus 26, foi detido na zona oeste de LONDRES. Agentes fortemente armados e usando máscaras contra gás cercaram um apartamento de DALGARNO GARDENS, em blocos de classe média baixa. OSMAN HUSSAIN, principal suspeito do ataque da estação SHEPHERD´S BUSH, é um somali com passaporte britânico. Esse foi o único suspeito dos ataques do dia 21 a ser preso fora da ilha. Recebeu voz de prisão em ROMA pela polícia italiana.
                      
Um atacante suicida, usando um cinturão com bombas, explodiu-se hoje entre iraquianos que se inscreviam para ingressar no Exército, em RABIAH, perto da fronteira síria. Morreram 25 homens e 35 ficaram feridos. Algumas horas depois o grupo AL-QAEDA no IRAQUE assumiu a autoria do atentado, dizendo ter enviado um de seus “mártires” para RABIAH. A nova polícia e o Exército iraquiano são alvo preferencial dos grupos que combatem o governo e as forças de ocupação. Apesar do reforço na proteção das instalações militares e centros de treinamento, a segurança ainda é precária. Praticamente toda semana dezenas de homens são mortos. A AL-QAEDA também seqüestrou e executou nas últimas semanas três diplomatas (dois argelinos e um egípcio). Temendo seqüestros, alguns países estão transferindo temporariamente seus representantes para a JORDÂNIA. Hoje os rebeldes mataram dois soldados americanos, em ataques com granadas, elevando para onze as baixas dos EUA esta semana no IRAQUE.

Ontem, o presidente deposto do IRAQUE, SADDAM HUSSEIN, compareceu novamente ao tribunal especial que julgará ex-dirigentes iraquianos. O tribunal divulgou fotos de SADDAM. Embora o governo dos EUA tenha transferido o julgamento do ex-ditador para a Justiça do IRAQUE, ele está preso numa base militar americana na região de BAGDÁ. Desta vez a audiência tratou da repressão de um levante xiita em 1991, iniciado depois que as forças dos EUA expulsaram o Exército iraquiano do KUWAIT (na GUERRA DO GOLFO). Milhares de pessoas foram mortas na região sul. O juiz RAID JUHI disse que espera concluir em breve a fase de investigações e anunciar a data do julgamento. A previsão é que SADDAM seja o primeiro a ser julgado, provavelmente em setembro.

A tripulação do ônibus espacial DISCOVERY, que está acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS), declarou hoje estar surpresa com os problemas apresentados durante sua viagem ao espaço após tantos cuidados. Em entrevista concedida na ISS, a comandante EILEEN COLLINS afirmou que todos ficaram “realmente bastante surpresos que alguns pedaços grandes caíram do tanque (de combustível) durante a decolagem na terça-feira, dia 26. “Não é o que esperávamos. Não acho que devemos voar novamente, a não ser que algo seja feito para prevenir que isso ocorra de novo”. Para o astronauta ANDREW THOMAS, que falou depois dela, o que ocorreu é “uma decepção emocional e também uma decepção quanto à engenharia” aplicada no conserto dos ônibus. Hoje, a NASA, agência espacial americana, disse ter detectado 25 pequenas falhas no escudo de calor da nave, uma carapaça de placas de carbono que protegem a fuselagem durante o processo de reentrada na atmosfera. A tripulação do DISCOVERY usou um braço mecânico, com scanner a laser, para verificar seis locais na parte inferior do ônibus que podem ter sofrido danos. O piloto JAMES KELLY e o especialista CHARLES CAMARDA iniciaram inspeções em todo o sistema térmico e realizaram testes em nove áreas essenciais do isolamento.

CHARLES ALEXIS CLÉREL DE TOCQUEVILLE nasceu em 29 de julho de 1805, há duzentos anos, portanto. Em 1835, ele publicou seu primeiro grande livro “A DEMOCRACIA DA AMÉRICA”, aos 30 anos. Em 1841, foi aceito como membro da Academia Francesa. Hoje, após duas grandes guerras, revoluções, abismos, o átomo, o fim das colônias e o caos do Terceiro Mundo, suas análises continuam prodigiosas, lançando um facho de luz sobre nossas incertezas. Os jornalistas o exaltam como “profeta” e citam a mais não poder seu texto anunciando a futura partilha do planeta entre a AMÉRICA e a RÚSSIA. “Existem, hoje, na Terra, dois grandes povos que, partindo de dois pontos diferentes, avançam para o mesmo fim: são eles os russos e os americanos”. Esse diagnóstico, que podia parecer genial até 1989, tornou-se absurdo. Os EUA dominam militarmente, economicamente, fabricam o “futuro”. A RÚSSIA está exaurida: a fecundidade americana é de 2,1 filhos por mulher. A fecundidade russa é nula (1,1 por mulher). A RÚSSIA se despovoa. Ao mundo bipolar de TOCQUEVILLE sucede um mundo unipolar. E se acontecer de surgir um novo pólo, será na CHINA ou na ÍNDIA.
No auge da glória, TOCQUEVILLE seria eleito deputado da “esquerda dinástica” e mais tarde tornou-se ministro, após a Revolução de 1848, quando se mostrou um defensor da liberdade de imprensa e do pluralismo de opiniões. Mas em 2 de dezembro de 1851, produziu-se o golpe de  Estado de CARLOS LUÍS NAPOLEÃO BONAPARTE, o futuro NAPOLEÃO III. TOCQUEVILLE se demitiu e se retirou para CANNES, onde escreveu suas “recordações”. Morreu em 16 de abril de 1859.

2 006     :   -    SÁBADO
Embora já esteja aberto à população desde 2 de julho, o PARQUE DO TROTE, na VILA GUILHERME, zona norte da Capital, somente hoje será oficialmente inaugurado. No dia da sua abertura, 2 de julho, choveu e os shows programados foram cancelados e serão realizados hoje, a partir das 11 horas. A entrada é gratuita.
O PARQUE DO TROTE tem 200 mil metros de área e é o primeiro na cidade de SÃO PAULO adaptado pra os portadores de deficiência.

Assisto nesta manhã a formação do grid de largada para o GP DA ALEMANHA. Surpreendentemente, o POLE é o finlandês KIMI RAIKKONEN, com MICHAEL SCHUMACHER em segundo. O piloto mais confiante a deixar o autódromo após o treino foi o alemão. Tudo porque o heptacampeão viu seu maior rival na luta pelo título, o espanhol FERNANDO ALONSO, ir mal com sua RENAULT e cravar apenas o sétimo tempo. Companheiro do alemão na equipe italiana, o brasileiro FELIPE MASSA larga em terceiro. RUBENS BARRICHELLO, da HONDA, faz o sexto melhor tempo. O quarto colocado é JENSON BUTTON, com GIANCARLO FISICHELLA em quinto. 

Tenho uma grande responsabilidade para hoje à tarde. Devo fazer um discurso sobre os veteranos de 32, inserido nas comemorações a GUILHERME DE ALMEIDA. Pela manhã, faço algumas modificações na apresentação dessa palestra.
Na tarde, após o almoço, saio mais cedo, por volta das 14 horas, embaixo de um chuvisqueiro. Desde a madrugada o tempo virou e o calor dos últimos dias foi afastado.
Chego no IHGSP logo após a doutora NELLY CANDEIAS. O mestre de cerimônias da Casa, MALCOLM FOREST, logo também se faz presente. Passamos a “costurar” a composição da Mesa de Trabalhos para a sessão solene que terá início às 16 horas. Ficarão na Mesa: o desembargador JUSTINO MATTOS DE ARAÚJO, CAPITÃO EB R/R GINO STRUFFALDI, TENENTE-CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, FRANCISCO GIANNOCCARO, DOUTORA SÍLVIA, da Secretaria de Cultura do Estado de SÃO PAULO, o poeta PAULO BOMFIM e a neta de GUILHERME DE ALMEIDA. Deveria estar à Mesa o Presidente do Tribunal de Justiça Militar, EVANIR FERREIRA DE CASTILHO, mas ele se declinou dessa colocação por fazer parte dos JOGRAIS “FERNANDO PESSOA”, que irão se apresentar no final da sessão. DONA LEONOR, da CASA GUILHERME DE ALMEIDA, a viúva do CORONEL PETTENÁ, escritora, que vem de CAMPINAS para essa solenidade; LUIZ SÉRGIO CARRARO, nosso associado, que conheceu pessoalmente GUILHERME DE ALMEIDA; PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, que mais tarde irá declamar o “CREDO” do poeta; Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, Presidente da Comissão do Resgate da Memória do Movimento Constitucionalista; ROBERTO GONÇALVES, o idealizador da PRIMEIRA CAMINHADA NOVE DE JULHO; MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, WÁLTER TAVERNA, CORONEL PM Ref EDUARDO MONTEIRO, CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, J.B. DE OLIVEIRA, FRANCES DE AZEVEDO, MARIA DE LOURDES DE FARIA MARCONDES, VIVIANO FERRANTINI, ROMAGNOLI, JANAÍNA, ANTÔNIO FROTA, MAURÍCIO, ASPIRANTE DARIO, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, advogada MARIA ELISA e muitas outras pessoas que praticamente tomam conta do salão nobre do IHGSP.
DOUTORA NELLY, presidente da Casa, abre os trabalhos, discorrendo sobre a figura do homenageado – GUILHERME DE ALMEIDA; em seguida, nosso presidente GINO STRUFFALDI é condecorado com o COLAR DO CENTENÁRIO DE D. PEDRO I, num momento de muita alegria. Depois, passo a discorrer sobre os VETERANOS DE 1932 e sobre a importância do poeta na Revolução daquele ano:
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO
CERIMÔNIA EM HOMENAGEM A GUILHERME DE ALMEIDA
SAUDAÇÃO AOS VETERANOS DE 1932
DIA 29 DE JULHO DE 2006
GUILHERME DE ALMEIDA (1890-1969)
PREITO DE GRATIDÃO AOS HERÓIS DE 1932.
É com profundo respeito e muita tristeza que lembro nesta sessão solene o passamento do nosso combatente de 1932, ex-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, no dia 25 de julho, na última terça-feira.
Ainda adolescente, em sua sagrada terra de SÃO SIMÃO, que agora acolhe seu corpo, ele, na revolução de 1932,  adolescente de 17 anos, tomava conta de sua estação, com a incumbência de noticiar a chegada de tropas ditatoriais.
Foi ele que me ensinou a secretariar a nossa querida Sociedade. Ali cheguei em 17 de maio de 1996 e GERALDO PIRES DE OLIVEIRA era o seu secretário, cargo de quem herdei. Meu preito de gratidão a ele, que agora recebeu o chamamento do COMANDANTE SUPREMO e sua alma partiu para a falange dos heróis de 1932 que não mais pertencem a este mundo. DEDICO-LHE esta minha fala.
A missa de sétimo dia será celebrada no dia 1 º de agosto, às 19 horas, na Igreja de Santo Inácio de Loyola, Rua França Pinto, 165, na Vila Mariana.
Meu pronunciamento tem dois heróis, um é o GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, o outro anunciarei mais tarde. 

Recentemente, no dia 15 de março, perdemos outro importante herói daquela EPOPÉIA, JOSÉ BENEDITO SILVEIRA PEIXOTO, que, inclusive, pertenceu ao INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO.
Viu morrer MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO, no dia 23 de maio de 32, na PRAÇA DA REPÚBLICA, esquina com a BARÃO DE ITAPETININGA. Pertenceu durante muitos anos ao MMDC e fez inúmeras palestras, além de escrever vários artigos, principalmente no jornal “A GAZETA”.

Não podemos esquecer que, no dia 14 de abril, também partia para o Batalhão das almas de 1932 o jurista MIGUEL REALE, outro membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
Ainda ontem, li numa revista da ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA que MIGUEL REALE foi sargento da Revolução Constitucionalista. Era ele responsável pela escolha dos vigias noturnos que guardava o pelotão no front de batalha. Certa vez, dois soldados se esquivaram da tarefa, um alegando ser míope e o outro invocando surdez. O professor MIGUEL REALE, com sabedoria, decidiu: os dois montariam guarda em conjunto: “Enquanto um enxerga, o outro ouve o que está acontecendo”, disse ele.

Perdemos também, recentemente, o locutor da RECORD, NICOLAU TUMA, que ao lado de césar ladeira, foram os arautos da revolução.
nicolau tuma muito enalteceu o Movimento Constitucionalista.

Parafraseando JOSÉ BENEDITO MACHADO FLORENCE que disse: VIVERAM POUCO PARA MORRER BEM; MORRERAM JOVENS PARA VIVER SEMPRE, com relação a MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO, ouso dizer que PIRES, SILVEIRA PEIXOTO, MIGUEL REALE, NICOLAU TUMA:
VIVERAM MUITO PARA MORRER BEM; MORRERAM IDOSOS PARA VIVER SEMPRE. 

A GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, JOSÉ BENEDITO SILVEIRA PEIXOTO, MIGUEL REALE, NICOLAU TUMA (últimos falecidos), em nome de milhares de combatentes de 1932 que foram para a eternidade, não peço um minuto de silêncio, mas, num sentido muito maior, tal como fazemos quando saudamos no início de nossas reuniões na Sociedade Veteranos de 32-MMDC o PAVILHÃO NACIONAL peço a todos, de pé, uma calorosa salva de palmas.

No dia 24 de julho último completou-se 116 anos do nascimento do poeta GUILHERME DE ALMEIDA (24 DE JULHO DE 1890). Era natural de CAMPINAS. Faleceu em 11 de julho de 1969. 

Como um dos alunos mais brilhantes do antigo Colégio SÃO LUIZ, de ITU, e da Faculdade do Largo São Francisco, começou a aparecer como colaborador de revistas e jornais diversos.

Ocupando-se também de heráldica, venceu o concurso instituído para escolha do BRASÃO de SÃO PAULO. Em 1928, foi convidado a ocupar a cadeira de seu pai na Academia Paulista de Letras e, logo em seguida, 1929, se candidatou e ocupou a vaga deixada por AMADEU AMARAL na Academia Brasileira de Letras.

Um dos cargos ao qual dedicou o melhor de sua inteligência foi o de Presidente da Comissão do IV CENTENÁRIO DE SÃO PAULO. Foi desse trabalho que teve a idéia de criar uma entidade de intercâmbio cultural, em 17 de novembro de 1956, a ALIANÇA CULTURAL BRASIL-JAPÃO.

Em 1960, o presidente JUSCELINO KUBITSCHEK honrou-o com convite para ser Orador Oficial da inauguração de BRASÍLIA. A nova capital do País deve a GUILHERME DE ALMEIDA não só a Prece Natalícia, mas também o Brasão e a Bandeira. Quando morreu, a 11 de julho de 1969, com 79 anos, conservando até o fim uma jovialidade e vivacidade de espírito que fazia inveja a muito adolescente, ainda tinha diversos projetos em andamento.

GUILHERME DE ALMEIDA foi, mais uma vez, distinguido pelo governo de vários países: PORTUGAL, três comendas; ROMÊNIA e FRANÇA, duas; SÍRIA, ITÁLIA e JAPÃO (Comenda do Tesouro Sagrado). Do BRASIL,

GUILHERME DE ALMEIDA recebeu em 1959 um título mais valioso que qualquer reconhecimento oficial: o de PRÍNCIPE DOS POETAS BRASILEIROS, como sucessor de ALBERTO DE OLIVEIRA e OLAVO BILAC, resultado de uma eleição de âmbito nacional promovida pelo CORREIO DA MANHÃ, do RIO DE JANEIRO.

Especial destaque deve ser dado a GUILHERME DE ALMEIDA pela sua participação na REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, como se pode constatar pelo Decreto N º 8.296, de 11 de julho de 1969:

PAULO SALIM MALUF, Prefeito do Município de SÃO PAULO, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei;
CONSIDERANDO a vida de GUILHERME DE ALMEIDA um exemplo que deve ser seguido e cultuado pelas gerações futuras;
CONSIDERANDO a grandeza heróica de sua vocação patriótica e o amor que devotou aos destinos de seu povo;
CONSIDERANDO a genialidade de sua poesia, a têmpera de seu caráter, o idealismo de seus gestos e a nobreza de seu coração;
CONSIDERANDO o significado deste reencontro do poeta com sua Causa, do homem com seus irmãos, da palavra iluminada com o Verbo que habita o Mausoléu dos Heróis de 32;
CONSIDERANDO que a história, a terra, a gente de PIRATININGA, na lembrança imorredoura do seu maior Poeta, exigem que GUILHERME DE ALMEIDA repouse no coração de sua “ÚLTIMA TRINCHEIRA”,
DECRETA:
Art 1 º - Fica permitida em caráter excepcional, a inumação dos restos mortais do Poeta GUILHERME DE ALMEIDA, na cripta do MAUSOLÉU DOS HERÓIS DE 1.932, no PARQUE IBIRAPUERA. 
Art 2 º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.        
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 11 de julho de 1969, 416 º da fundação de SÃO PAULO.
O PREFEITO PAULO SALIM MALUF.

Como CORONEL DA POLÍCIA MILITAR, não posso me furtar à lembrança do magnífico trabalho de GUILHERME DE ALMEIDA quando compôs a letra da CANÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
SENTIDO FRENTE
ORDINÁRIO MARCHA
FEIJÓ CONCLAMA
TOBIAS MANDA
E NA DISTÂNCIA DESFILA A MARCHA
NOVA CRUZADA, NOVA DEMANDA
UM SÓ POR TODOS
TODOS POR UM
OS CENTO E TRINTA DE 31.

LEGIÃO DE IDEALISTAS
FEIJÓ E TOBIAS
LEGARAM-NA AOS SEUS
TORNANDO-OS VIGIAS
DA LEI E PAULISTAS,
POR MERCÊ DE DEUS.

EI-LOS QUE PARTEM NA PAZ E NA GUERRA

BRASIL IMPÉRIO, BRASIL REPÚBLICA

SEUS PASSOS DEIXAM FUNDOS NA TERRA

MULTIPLICANDO POR MIL E UM

OS CENTO E TRINTA DE 31


MISSÃO CUMPRIDA

EM CAMPOS DAS PALMAS
LAGUNA, HEROÍSMO NA RETIRADA
GLÓRIA EM CANUDOS
DE ARMAS EM ALMAS
AO NOSSO JULHO DA CLARINADA

Dentre os inúmeros trabalhos poéticos de GUILHERME DE ALMEIDA é dele o HINO DOS BANDEIRANTES, que pela LEI ESTADUAL 337, de 10 DE JULHO DE 1974 foi instituído como Hino Oficial do ESTADO DE SÃO PAULO. Diz a primeira estrofe:
PAULISTA, PÁRA UM SÓ INSTANTE
DOS TEUS QUATRO SÉCULOS ANTE
A TUA TERRA SEM FRONTEIRAS,
O TEU SÃO PAULO “DAS BANDEIRAS”!
DEIXA ATRÁS O PRESENTE:
OLHA O PASSADO À FRENTE !

As palavras de GUILHERME DE ALMEIDA estão hoje nesta Casa, em nossos corações. Com certeza estão conosco os rapazes do MMDC, PEDRO DE TOLEDO, JÚLIO MARCONDES SALGADO, EUCLYDES FIGUEIREDO, ISIDORO DIAS LOPES, PALIMÉRCIO, MARCELINO e muitos outros.
A sensibilidade do poeta maior estão também na ORAÇÃO ANTE A ÚLTIMA TRINCHEIRA, no CREDO e também na beleza do roteiro do exílio que ele escreveu em 1957, que começa dizendo:

Porque vós sois, SÃO PAULO, e porque eu sou Paulista, mandastes e obedeço Que eu aqui viesse, da vigília do XXV aniversário da nossa guerra, fazer a derradeira evocação ritual e foi a ordem. E eis-me a cumpri-la.

Que dizer então da beleza desses versos:
Bandeira da minha Terra,
Bandeira das treze listas.
São treze lanças de guerra,
Cercando o chão dos Paulistas!

Lembrando da Revolução, disse GUILHERME DE ALMEIDA:
Lembro-me bem! Que alvoroço
Sacudiu meu corpo moço
Quando, à Lei montando guarda,

Refulgiu como um corisco

Pelo Largo SÃO FRANCISCO
O cáqui da minha farda....

A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC comunga com o BRASIL o CREDO de GUILHERME DE ALMEIDA:
Aos épicos de julho de 32 que, fiéis cumpridores da sagrada promessa feita a seus maiores – os que houveram as terras e as gentes por sua força e fé – na LEI puseram sua força e em SÃO PAULO sua FÉ. 

Creio em São Paulo Todo-Poderoso
Criador, para mim, de um céu na terra;
e  num IDEAL PAULISTA, um só, glorioso,
nosso Senhor da Paz como na Guerra,
o qual foi concebido nas “bandeiras”,
nasceu da virgem alma das trincheiras,
padeceu sob o jugo dos invasores;
crucificado, morto e sepultado
desceu ao vil inferno dos traidores,
mas, para um dia ressurgir dos mortos,
subir ao nosso céu e estar sentado
à direita do Apóstolo-Soldado,
julgando a todos nós, vivos ou mortos.
Creio no Pavilhão das Treze Listas,
na santa união de todos os Paulistas,
na comunhão da Terra adolescente,
na remissão da nossa pobre gente,
numa ressurreição do nosso bem,
na vida eterna de SÃO PAULO –
AMÉM!


HISTÓRICO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC


Foi fundada a 7 de julho de 1.954. É uma sociedade civil sem fins lucrativos, com propósitos cívicos e patrióticos e de assistência médica, auxílio funeral e assistência junto à Secretaria de Gestão (antiga Secretaria da Criança, Família e Bem estar Social), quanto ao auxílio – PENSÃO DA LEI ESTADUAL Nº 1 890/78, aos veteranos e às viúvas de veteranos, LEI ESTADUAL Nº 3 988/88

A atual sede da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC se situa à Rua Anita Garibaldi, nº 25, no Centro da cidade de São Paulo (vizinha ao Corpo de Bombeiros).

Tem a Sociedade por fim precípuo preservar, na memória do povo paulista, a dignidade e a grandeza do Movimento Constitucionalista de 32. Em cumprimento às suas finalidades a Sociedade propõe-se a:

-Promover eventos cívico-militares e religiosos visando a rememorar os feitos e figuras expressivas do Movimento Constitucionalista de 32, em especial as  datas  de  23  de maio,9 de julho, 2 de outubro e 2 de novembro, para cuja organização se valerá do apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo;

-Congregar os sócios em um corpo único, com o intuito de defender, intransigentemente, os interesses coletivos da classe, sem nunca perder de vista a inserção da mesma no campo dos altos objetivos nacionais;

-Promover o entrosamento dos descendentes dos veteranos, oficiais e praças da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em atividade ou inativos, visto que são herdeiros das tradições da  corporação,  na  sua  participação   ativa  no  Movimento  Constitucionalista de 32 ;

-Prestar assistência social a veteranos, suas viúvas e dependentes disso carentes, internação hospitalar de acordo com a Lei Nº 5 049, de 22 de abril de 1986, comprovada sua filiação à Sociedade, aplicado ao regulamento da Lei Nº 1 890/78. Fornecer material didático aos que estiverem cursando até o 2º Grau;

-manter o Monumento – Mausoléu do Soldado Constitucionalista, cujo Diretor é o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, Presidente da Comissão do Resgate da Memória do Movimento Constitucionalista de 1932, Diretor do Museu “MARIA SOLDADO” e Coordenador do núcleo da LAPA da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Recentemente, o DECRETO Nº 50.923, de 29 de junho de 2006 dispõe sobre as atribuições dos órgãos de administração estadual na execução das atividades previstas no Convênio celebrado entre o Estado e o Município objetivando a preservação, manutenção, gestão, administração e guarda do Monumento-Mausoléu com a participação e a colaboração da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Este é um sonho de mais de vinte anos que agora se concretiza, definindo missões para a prefeitura e para o governo do Estado, além das já definidas atribuições do MMDC;

-Imortalizar os despojos dos heróis constitucionalistas no Monumento Mausoléu;
-Organizar e atualizar um Memorial Constitucionalista “9 de julho” e um Arquivo Histórico e Biblioteca do Movimento Constitucionalista;
-Realizar cursos e conferências sobre o Movimento Constitucionalista:
-Promover visitação a lugares históricos do Movimento Constitucionalista;
-Organizar e/ou reconhecer entidades congêneres em outra cidades;
-Manter estreito relacionamento com o comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com vistas às suas finalidades;
-Defender o modo de vida brasileiro e as tradições, ideais e interesses da Pátria, em concordância com os preceitos constitucionais, intransferíveis e impostergáveis, atribuídos a todos os brasileiros.

A Sociedade Veteranos de 32 – MMDC foi reconhecida de utilidade pública pelo Decreto estadual º 5.530, de 14 de janeiro de 1.960 e pelo Decreto Municipal Nº 8.790, de 23 de maio de 1.979.

Quando de sua fundação, os sócios (obrigatoriamente veteranos de 32) reuniram-se no antigo torreão do Pátio do Colégio, por condescendência daqueles que promoviam a demolição do velho prédio, a fim de reconstruírem a Cabana de Anchieta e o Colégio dos Jesuítas, programada para o Quarto Centenário de São Paulo.

Sabiam os Veteranos de 32 o que significavam para São Paulo aquelas ruínas sagradas da capela do Colégio de Anchieta e reagiram quanto à demolição. Houve até ameaças de conflito e os soldados de 32 já se dispunham a ocupar o Pátio do Colégio para lutar novamente, não mais defendendo o torreão onde faziam suas reuniões, mas o próprio chão paulista.

Alguns nomes se destacaram nesta luta: Vilhena, Vilalva e outros que armados de revólveres tentavam evitar o duplo ultraje: a queda do torreão e o desalojamento dos ex-combatentes de 32.

Na época, o venerando e boníssimo padre Pedreira, com toda a sua humildade, não percebia a intriga que estava armada contra os veteranos e, pesaroso, pedia ao então presidente da Sociedade, MÉRCIO  PRUDENTE CORRÊA, a devolução do torreão para que se processasse a demolição. Delicadamente não foi atendido.

Surgiram tapumes e, mais tarde, os veteranos foram barrados de entrar no torreão. Os restauradores prometiam que salas seriam cedidas à Sociedade Veteranos de 32 após o trabalho de demolição.

Aproximava-se o Quarto Centenário de São Paulo e se notava que da Epopéia de 32 pouca coisa iria sobrar. A incipiente Sociedade cívica dos Veteranos de 32 tinha como meta perpetuar os feitos e fatos do Movimento Constitucionalista, colocando a Revolução na História do Brasil.

Um dia, no Pátio do Colégio, com frio intenso e sob a tradicional garoa paulista, ao relento, tendo como mesa apenas o capô de um automóvel e a luz da rua, sempre com a indefectível vigilância dos agentes do DOPS, realizaram mais uma reunião e depois prosseguiram numa caminhada à Casa de amigos. Mas tudo foi em vão.A demolição aconteceu e a Sociedade ficou desamparada.

Foi aí que o Prefeito TOLEDO PIZZA cedeu, a título precário, um desvão de escada na Galeria Prestes Maia. Nesse lugar, a Sociedade Veteranos de 32 MMDC ficou até o ano de 1.968.

Diretores da entidade, João Cintra Filho e Francisco Molinari desentranharam dos arquivos um ofício enviado em 1.963 ao Sr. Prefeito; dão-lhe nova redação, atualizando-o, e no dia 20 de maio de 1.968 entregaram ao General Meirelles Maia, Presidente da Sociedade. No dia 22 de maio, na casa do Comandante Saldanha da Gama, na solenidade de outorga da Medalha MMDC ao Senhor Prefeito Brigadeiro Faria Lima e personalidades, o Presidente da Sociedade faz entrega do documento em que pede uma sede para o MMDC.

O Brigadeiro Faria Lima ficou surpreso ao saber em que condições eram realizadas as atividades da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC assinando um ofício endereçado ao Tenente-Coronel Flávio Capeletti, seu chefe de gabinete militar da Prefeitura. Dizendo que a sede do MMDC teria de ser resolvida em oito dias

Na semana seguinte são chamados à Prefeitura João Cintra, Francisco Molinari e o Presidente recem-eleito, Nelson de Moraes Lopes, para decidirem quanto à escolha de um prédio – um na rua Conde do Pinhal, 88 e o outro na rua Anita Garibaldi, 25. Foi escolhido o segundo endereço.

O processo foi encaminhado a Coordenaria das Regionais (Sub-Prefeitura da Sé) que não o acolheu favorável. Voltou o mesmo às mãos do Prefeito que, com novo ofício da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, a entidade insistia na escolha de um prédio. O prefeito FARIA LIMA determinou então que a Sociedade se instalasse na Rua ANITA GARIBALDI, nº 25 e assinou o Decreto Municipal nº 7.541, de 5 de julho de 1968, autorizando o uso precário do imóvel. O prédio da ANITA GARIBALDI necessitava de reforma, pois ali era antes um depósito de lixo da prefeitura. Também faltavam móveis.

Em meados de novembro de 1.968, a Sociedade recebia aviso para desocupar urgentemente os Box da Galeria Prestes Maia onde a sede funcionava precariamente. Era Presidente da Sociedade, na época, Nelson Moraes Lopes.

A Assembléia Legislativa, pelo Presidente Doutor Nelson Pereira, colocava à disposição da Sociedade o mobiliário que pertenceu à antiga Assembléia, colaborando com a Sociedade.

Finalmente, a Sociedade deixava a Galeria Prestes Maia e se instalava definitivamente na Rua Anita Garibaldi, nº 25, onde desenvolve suas atividades até os dias de hoje. Mas é de lembrar que a prefeita LUIZA ERUNDINA tentou desalojar a Sociedade desse lugar, num profundo desprezo pela nossa história.

Da Fundação pró construção do Monumento-Mausoléu, o último remanescente, o “capitão” da COLUNA INVICTA, HERBERT LÉVY, passou, em cartório, os direitos da Fundação para o MMDC, como justo reconhecimento pelos esforços desta Sociedade em conservar aceso o espirito da EPOPÉIA DE 32, adquirindo os direitos autorais por força do próprio Edital do Concurso que, em 1936, propiciou a elevação do Monumento.

Essa histórica incumbência, apesar de todas as dificuldades surgidas, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC vem desenvolvendo com galhardia.

Diz HERNÂNI DONATO em sua obra “A REVOLUÇÃO DE 32” – “A cada 9 de julho, o clarim dos veteranos convoca, dos mais diferentes pontos do território paulista, os mortos da causa de 32 –venham ocupar a última trincheira, reunir-se ao seu pelotão na planura do Ibirapuera, para penetrar os portais da história”. Nesse Mausoléu estão as cinzas de 751 ex-combatentes de 32 (paulistas, matogrossenses, gaúchos, mineiros, cariocas, paraenses, enfim de quase todos os Estados da Federação, bem como de muitos estrangeiros, inclusive japoneses e russos. Pena é que nem todos conheçam a beleza que encerram as páginas da história desse sagrado Movimento Constitucionalista. Mas a nossa Sociedade tenta desenvolver essa missão, num País que não presta o devido respeito aos seus heróis.

Recentemente, em fins de dezembro de 2001, por um ato municipal estranho, foi trocado o nome do TÚNEL NOVE DE JULHO, marco significativo da revolução de 1932, inaugurado em 1938 pelo próprio presidente GETÚLIO VARGAS. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC está engajada com o povo para que se restabeleça o nome do TÚNEL, pertencendo a uma Comissão “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”. A Câmara Municipal está empenhada em corrigir o erro histórico cometido por quem não conhecia a EPOPÉIA daqueles tempos de 1932. A Justiça pronunciou-se a nosso favor e determinou a anulação do ato da prefeita MARTA SUPLICY. A Prefeitura entrou com recurso e o processo acha-se na 2 ª Instância. 

Em 17 de dezembro de 2004, no Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em Assembléia Geral, os associados aprovaram o novo Estatuto da Sociedade, concernente com os ditames do Código Civil e procurando dar uma dimensão atual das necessidades da Entidade. Em 27 de abril de 2005, realizou-se a Assembléia Geral Eleitoral para a escolha dos dirigentes do destino do MMDC no biênio 2005/2007. Foram eleitos: CAPITÃO EB R/R GINO STRUFFALDI para a presidência da Diretoria Executiva; CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA para a presidência do Conselho Deliberativo e o CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA para a presidência do Conselho Fiscal.

Os presidentes eleitos tomaram posse no dia 7 de julho de 2005.

GERALDO PIRES DE OLIVEIRA foi o primeiro combatente que mencionei, dedicando esse meu pronunciamento. O outro combatente a quem também dedico a minha fala é ao nosso querido GINO STRUFFALDI. Ainda bem moço, com apenas 18 anos, serviu no FORTE TAIPU, como radiotelegrafista, vibrando, entusiasmado, naquela época, como participante da grande saga paulista. Hoje, tal como em 32, ele continua vibrando, talvez até mais.

No dia 9 de julho de 2002, por ocasião do 70º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, o CAPITÃO GINO STRUFFALDI assumia o Comando do Exército Constitucionalista. Durante a sua gestão desempenhou com raro brilhantismo o cargo que lhe fora confiado.

Nosso CAPITÃO GINO, numa das piores crises da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, foi escolhido para salvar a Instituição,  em abril de 2005. Empunhou a Bandeira do Estado da Legalidade, que essa Sociedade carrega a 52 anos. É a mesma Bandeira que 30 mil brasileiros conduziram na EPOPÉIA de 32, homens de valor que tudo fizeram para a reconstitucionalização do nosso BRASIL. Neste século XXI verificou-s que a quase totalidade dos combatentes de 32 já tinha tomado aquela estrada da qual não há retorno. Outros que aqui continuam estão bem combalidos e não estão em condições de conduzir os destinos do MMDC.

Fechar-se-iam as portas da Sociedade? NÃO! Vamos então encontrar o nosso GINO STRUFFALDI, com 91 anos na época, muito lúcido, vibrador, tal como era aos 18 anos em plena revolução de 1932. Entusiasta, cheio de fibra, ergueu a nossa Bandeira e caminha com firmeza e retidão, destacando sempre as virtudes e o conjunto de valores daqueles homens que queriam um BRASIL livre. Nunca faltou com a lealdade para com aqueles que o admiram e têm fé nos princípios sadios da nossa Entidade. A inspiração  de 1932 era uma ordem social sã e respeitosa do Direito e da eqüidade. Toda essa ideologia de uma epopéia gloriosa para com a nossa Pátria é o acervo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC da qual o CAPITÃO GINO STRUFFALDI conduz tão bem.

Hoje, o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo repete um feito acontecido há quase 35 anos. No dia 4 de setembro de 1971, o presidente AURELIANO LEITE conferia a MÉRCIO PRUDENDE CORRÊA o COLAR D PEDRO I, destinado a comemorar a trasladação das cinzas do Primeiro Imperador do BRASIL, da Igreja de SÃO VICENTE DE FORA, em LISBOA, para a capela imperial, sob o Monumento da Independência, na Colina do IPIRANGA, por ocasião das comemorações do Sesquicentenário de nossa Independência. O diploma estava assinado pelo Presidente AURELIANO LEITE e pelo Secretário do Conselho do Colar, o CORONEL HELIODORO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES.
Agora, em 29 de julho de 2006, o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CAPITÃO GINO STRUFFALDI, tal como MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA, recebe essa grande honraria que vem coroar o seu primeiro ano na Presidência do MMDC. 

Que DEUS ilumine os seus trabalhos no MMDC e nos dê a segurança e o privilégio de tê-lo conosco durante mais anos, pois ele sabe conduzir os nossos sagrados sentimentos de Justiça e a crença no Direito e no Dever.
Que possa o nosso GINO conduzir essa Bandeira de cabeça erguida, altaneiro, jovem aos 92 anos, dando um exemplo de vida para nós.

Quero transmitir aos senhores e as senhoras o meu profundo reconhecimento pelo carinho, amor e paciência que a nossa primeira-dama, dona DINORÁH, tem para com o seu marido. Vale lembrar que atrás de um grande homem sempre há uma valorosa mulher.

Para encerrar, peço aos Senhores e as Senhoras aqui presentes que dêem uma calorosa SALVA DE PALMAS, de pé, ao CAPITÃO GINO STRUFFALDI, baluarte da nossa Sociedade, à dona DINORÁH, sua amantíssima esposa e aos seus familiares, que o amparam devidamente em todas as suas obrigações. 

O poeta PAULO BOMFIM, com toda a sua eloqüência, traz para nós o conhecimento seu com GUILHERME DE ALMEIDA e encanta a platéia. A doutora NELLY faz para mim uma grata surpresa. Entrega-me o seguinte documento:
PRESIDÊNCIA
O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO PRESTA HOMENAGEM ESPECIAL AO
CORONEL MÁRIO FONSECA VENTURA
POR SUA CONTRIBUIÇÃO À MEMÓRIA PAULISTA.
SÃO PAULO, 29 DE JULHO DE 2006
______________________________________
NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS
PRESIDENTE
Profunda emoção faz com que minha voz fique embargada no momento de agradecer essa gentileza da presidente.
OS JOGRAIS “FERNANDO PESSOA”: ELYANA MARTINS, MILTON FRANCESCHINI, ROSA MARIA CLARO e EVANIR FERREIRA CASTINHO encantam com as poesias recitadas e também a música de GUILHERME DE ALMEIDA.
Falam ainda a escritora PETTENÁ, uma grande declamadora de CAMPINAS, o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO.
Todos se deslocam para o 4º andar, onde, no MEMORIAL DE 32, é servido um coquetel. Ali é o momento de conversarmos com os amigos durante um bom tempo. O Professor JOSÉ CARLOS tem desenvolvido um belíssimo trabalho como Presidente da Comissão do Resgate da Memória do Movimento Constitucionalista. Já escolheu os nove notáveis que já estão trabalhando ao seu lado. ROBERTO GONÇALVES fala de seus planos para a II CAMINHADA NOVE DE JULHO, em 2007, ocasião do 75º Aniversário da Revolução de 1932. CORONEL JAIRO PAES DE LIRA está incumbido de fazer uma palestra no dia 10 de agosto com o título “OS TEMPOS ATUAIS, O MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA E A AÇÃO DO PACIFICADOR”. Será na API. Converso com o J.B. sobre a seção do auditório da entidade da qual ele é o presidente (está afastado por ser candidato a Deputado Federal). Enfim, trocamos muitas idéias nesta noite.
FALECEU mais um ex-combatente de 1932, DOMINGOS SPERDUTTI. Ele nasceu no dia 6 de fevereiro de 1916. Familiares dizem que ele serviu no BATALHÃO “NOSSA SENHORA APARECIDA”. Participou da Revolução Constitucionalista com apenas 16 anos de idade. Estava com 90 anos.
Retornando a GUARULHOS, LUCINDA aguarda-me para ir à casa do dona SORAYA e senhor NELSON. Ali, se comemoram os aniversários do IAGO (quatro anos) e PAULO CÉSAR (vinte e seis anos). Permanecemos no convívio dessa família até depois das 23 horas.

SÃO PAULO pediu ao governo federal, tropas do Exército, 200 homens da Força Nacional de Segurança, empréstimo de equipamentos da Polícia Federal e ainda 740 milhões de reais para projetos como a interligação de dados sobre criminosos. Nada foi fornecido, segundo disse o Secretário Estadual da Segurança, SAULO ABREU, em entrevista a um jornal neste sábado. A exceção poderá ser o Exército, que deverá assinar acordo para emprestar helicópteros e ceder fotos de satélites para o mapeamento de alvos no combate ao PCC. Avesso a entrevistas, SAULO concordou com uma hora de conversa, mas falou durante cinco.

As negociações da RODADA DOHA da OMC estão suspensas desde segunda-feira, dia 24, mas a representante dos EUA pra o Comércio, SUSAN SCHWAB, afirmou que o prazo para aprovação do acordo final, julho de 2007, poderá ser prorrogado. Ela se reuniu no RIO com o ministro das Relações Exteriores, CELSO AMORIM, e confirmou que há o risco de o BRASIL ser excluído, pelos EUA, da lista de países beneficiados pelo Sistema Geral de Preferências, que reduz tarifas de importação. 

Representantes do HEZBOLLAH e o governo libanês chegaram a um acordo sobre uma proposta para pôr fim ao confronto entre o grupo xiita e ISRAEL. O plano, combinado ontem, segundo a CNN, prevê que o Exército libanês assumiria o controle do sul do LÍBANO, ao lado de uma força de paz, indicando que o HEZBOLLAH deixaria de operar na área. O plano prevê também cessar fogo; libertação de libaneses mantidos em ISRAEL e a libertação, pelo HEZBOLLAH, de dois soldados israelenses.

Aviões de ISRAEL bombardearam hoje a principal estrada libanesa que leva a DAMASCO, capital da SÍRIA. As bombas lançadas pelos aviões de guerra israelenses causaram sérios danos à estrada, a apenas um quilômetro da fronteira com a SÍRIA. O ataque forçou o fechamento da fronteira nos dois sentidos pela primeira vez desde que começou o conflito. É por essa estrada que chega ajuda humanitária ao LÍBANO e é por ela também que dezenas de milhares de libaneses fugiram para a SÍRIA nos últimos dias. A ação não deixou feridos e danificou carros. Em outro ataque aéreo ao sul do LÍBANO, as bombas caíam muito próximos ao posto de observação da ONU e feriram dois soldados indianos que montavam guarda. 

Depois de namorarem por cinco anos, a atriz PAMELA ANDERSON e o cantor KID ROCK se casaram em um iate ancorado na ilha de SAINT TROPEZ, na FRANÇA, neste sábado. Após a cerimônia, os noivos vestiram trajes de banho e deram um passeio pelo MEDITERRÂNEO.

2 007     :      -     DOMINGO
Por causa da festa do IAGO e ter a mesma terminado muito tarde, hoje é a LUCINDA que me acorda, quando já passo do meio-dia. Tudo está atrasado e aos poucos, após a leitura dos jornais, vou procurando colocar em dia. Meus apontamentos no computador exigem algumas horas, mas, no final, consigo o que queria. O frio é intenso. Não temos muito ânimo para fazer as coisas.     
Devo estar doente. Por volta das 21 horas já estou enrolado nas cobertas, sentindo muito frio. Não consigo nem ler revista.

Foi bonita a festa no MARACANÃ, no encerramento da 15ª edição dos Jogos Pan-Americanos. O presidente LULA não compareceu, ao contrário do que havia acontecido na abertura, na sexta-feira, dia 13, mas mesmo assim recebeu vaia ao ter seu nome mencionado – só uma vez – em mais de duas horas de cerimônia. Houve ritmos e mitos brasileiros, para animar um público não muito empolgado, mas também apresentação de Mariachis, referência a GUADALAJARA, sede da competição de 2011.
A maratona esportiva das AMÉRICAS não teve alto nível técnico, e como sempre ficou bem aquém das Olimpíadas. De qualquer forma, as duas semanas de disputas, em diversos pontos da cidade do RIO DE JANEIRO, foram importantes para a auto-estima do BRASIL.
A delegação do país anfitrião teve o melhor desempenho da história, e seus atletas amealharam 54 medalhas de ouro, 40 de prata e 67 de bronze. As 161 condecorações deixaram os brasileiros em terceiro lugar, atrás dos favoritos ESTADOS UNIDOS e CUBA. Mesmo assim, houve evolução em relação à campanha de SANTO DOMINGO, quatro anos atrás. Na REPÚBLICA DOMINICANA, foram 29 medalhas de ouro, contra as mesmas 40 de prata e 54 de bronze.

O recorde teve contribuição decisiva de THIAGO PEREIRA, com 6 ouros na natação, além de ginástica, atletismo, iatismo e diversas outras modalidades. O boxe quebrou jejum de 44 anos sem ocupar o ponto mais alto do pódio, a esgrima ganhou medalhas (três de bronze) depois de 32 anos de espera e o vôlei masculino recuperou a hegemonia das Américas, após 24 anos de tentativas. O PAN também foi marcante para HUGO HOYAMA, veterano participante, que chegou a 9 de ouros no tênis de mesa (14 no total). Nenhum atleta brasileiro possui a marca de ouros desse paulista de 38 anos.
Os números expressivos, porém, não transformam o BRASIL em potência esportiva. Alguns campeões devem brilhar também na OLIMPÍADA DE PEQUIM, em 2008, mas serão exceção. O RIO se esforçou para mostrar eficiência e simpatia. No entanto, a meta de hospedar os Jogos de 2016 ainda parece distante.

Problemas de edificações nas proximidades do aeroporto, uma pista com problemas, dúvidas quanto à segurança em pouso de grandes aviões e dificuldades de ampliação. Não se trata de CONGONHAS – aeroporto que começa hoje a descentralizar rotas, após a tragédia com o AIRBUS A320 da TAM que matou 199 pessoas – mas de sua principal alternativa, CUMBICA. O aeroporto de GUARULHOS, segundo especialistas, também tem problemas e está muito próximo do limite de operação.

Uma manifestação contra a crise aérea e em memória das vítimas do AIRBUS que explodiu no último dia 17 tomou conta da Avenida 23 de Maio, hoje de manhã. Havia amigos e parentes das vítimas na passeata, que partiu do Monumento das Bandeiras, no IBIRAPUERA, em direção ao depósito de cargas da TAM EXPRESS, em CONGONHAS. Pelo menos 6.500 pessoas participaram, segundo a Polícia Militar.
O clima foi de muita comoção durante o trajeto. Diversos manifestantes se emocionaram. “o governo federal tem que nos escutar. Queremos segurança e organização nos aeroportos”, reivindicou o engenheiro FERNANDO DE ALMEIDA, de 64 anos. Como forma de protesto, ele e muitos outros presentes usavam um nariz vermelho de palhaço.
Um caminhão de som puxou a caminhada, que durou duas horas e quarenta minutos. Nem o frio intenso e a garoa desmotivou a manifestação, que só ganhou força durante o trajeto.  Em cima do carro de som estava a presidente da Associação de Parentes de Vítimas de Acidentes Aéreos, SANDRA ANSALI. Ela disse ter batalhado para não demolir o prédio da TAM, pois acredita ainda haver corpos das vítimas em meio aos destroços.

A artista plástica italiana PATRIZIA ZOCCI, de 55 anos, foi assassinada ontem à noite, depois de uma tentativa de assalto em JABOATÃO DOS GUARARAPAES (PE). Segundo a polícia, dois homens chegaram de moto, pularam o muro da casa em que PATRIZIA morava há dois anos e a encontraram no quintal. Ela teria reagido e os bandidos dispararam vários tiros. O marido dela, IVO NARDO, saiu de casa e viu os criminosos fugindo.

Duas explosões de carros-bomba deixaram pelo menos sete mortos hoje no IRAQUE, quando populares comemoravam nas ruas a vitória de sua seleção de futebol, que venceu a ARÁBIA SAUDITA por 1 a 0 e conquistou A COPA DA ÁSIA. Segundo informações da polícia, um suicida detonou um caminhão-bomba próximo ao posto de controle da polícia e do exército na localidade de SAYED GHARIB, a 80 quilômetros ao norte de BAGDÁ. A explosão matou seis pessoas e deixou outras quatro feridas. No segundo ataque, um carro-bomba estacionado perto de outro posto de controle, na entrada da cidade de BALAD, explodiu. Um policial morreu e outros dez ficaram feridos.    

MICHEL SERRAULT, um dos astros mais populares do cinema francês, morreu hoje, aos 79 anos, de causa não revelada. SERRAULT, que trabalhou em mais de 150 filmes, dirigido por cineastas como CLOUZOT e CHABROL, ficou popular como o gay ZAZÁ da comédia A GAIOLA DAS LOUCAS, mas atuou em filmes de diversos gêneros, ganhando prêmios importantes por papéis dramáticos. Seu último filme foi PARS VITE ET REVIENS TARD, de RÉGIS WARNIER, feito este ano. O ator era casado com JUANITA SERRAULT desde 1958.   

Casou-se o ator STEVE MARTIN, 61 anos, com a jornalista ANNE STRINGFIELD, numa cerimônia surpresa. O casal, que tem uma diferença de idade de 26 anos, está junto desde 2002.

O contrabaixista de jazz americano ART DAVIS, que tocou com estrelas do porte de JOHN COLTRANE, THELONIOUS MONK e DUKE ELLINGTON, morreu neste domingo, aos 73 anos, na CALIFÓRNIA. DAVIS sucumbiu a uma crise cardíaca em sua casa em LONG BEACH, conforme explicou seu filho KIMAILI DAVIS.
O músico conheceu COLTRANE no fim dos anos 1950, no HARLEM, em NOVA YORK ambos tornaram-se amigos e seu contrabaixo é ouvido em vários discos do saxofonista. Também tocou com DIZZY GILLESPIE, LOUIS ARMSTRONG, COUNT BASIE, QUINCY JONES e BOB DYLAN. De gosto eclético, interessou-se pela música clássica e colaborou com orquestras importantes, como as filarmônicas de NOVA YORK e de LOS ANGELES. ART DAVIS, que obteve em 1982 doutorado de Psicologia da Universidade de NOVA YORK, administrava em paralelo suas carreiras de músico e terapeuta.

2 008      :       -    TERÇA-FEIRA
Meu enteado JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, o “professor PARDAL”, idealizou a estante “NOVE DE JULHO” na HEMEROTECA VENTURA e, caprichosamente, passou a condicionar o arquivo de jornais, de 1996 em diante. Hoje, pela manhã, disse que ao arrumar as pilhas de jornais de 2003 encontrou uma dificuldade. Não consegue descobrir certos pacotes de jornais para dar seqüência ao arquivo na estante. Vou até a hemeroteca para solucionar o caso: há uma numeração errada nos pacotes, originando toda a dúvida. Isso fica concertado.
Como levantei tarde, a digitalização de minhas memórias fica prejudicada em parte. Embarcando num ônibus que me leva até a ARMÊNIA, sei que vou chegar tarde na Sociedade. O GINO e o MENDES não se fazem presentes. Vou atender uma série de casos, mas os principais deles dizem respeito à PENSÃO ESPECIAL.  
Um desses casos diz respeito à dona VERA, residente em ARAPONGA, filha de um veterano que dizia ter combatido no RIO GRANDE DO SUL. É muito difícil saber de que lado esse veterano teria lutado. Mesmo que tenha sido do lado dos constitucionalistas, como lhe dar a Pensão Especial se a lei é estadual, de São Paulo. Doutora CELINA tem também um caso pendente. Diz ela que amanhã trará os papéis que comprovam a participação de uma pessoa na revolução constitucionalista. Também atendo GILBERTO GUIMARÃES, que quer a pensão para uma neta de veterano. A situação da pensão é a pior coisa que a Sociedade enfrenta: sem funcionário para a pesquisa e a fragilidade das provas. 
O TENENTE PM VÍTOR JOSÉ BAZZO, da região de PRESIDENTE PRUDENTE, secretário do ROTARY CLUBE, quer homenagear a memória dos ex-combatentes de 1932 no ano que vem. Pede orientação de como proceder.
ELENICE, da sub-prefeitura do IPIRANGA, quer a participação dos veteranos no desfile de aniversário do bairro, em 14 de setembro próximo.
RENATO OLIVEIRA GOMES, Conselheiro da Juventude do PSDB de São Paulo, manda um e-mail querendo votos para MIGUEL GIANETTI, sobrinho do falecido deputado estadual GUILHERME GIANETTI, autor do projeto de lei que instituiu o feriado do dia 9 de Julho como sendo data oficial de São Paulo.

A MAJOR Fem PM CLARISSE, da 5ª EM/PM, confirma a presença dos lanceiros na missa de sétimo dia por intenção da alma de GERALDO FARIA MARCONDES, na cripta do Monumento Mausoléu, na próxima sexta-feira.

Passa pelo MMDC o TENENTE PM GONÇALVES. Conta ele o episódio do COE  nas matas de SALESÓPOIS, em procura da aposentada MARIA JOSÉ DIAS, de 63 anos. Em companhia de seus sobrinhos ela conseguiu sobreviver durante cinco dias, comendo palmito colhido da natureza e bebendo água do rio. Na última quinta-feira, MARIA, o ajudante geral CARLOS ROBERTO ROSA, de 41 anos, e a irmã dele CRISTINA ROSA, de 40 anos, policial militar, acompanhados do cachorro TIQUINHO, foram dar um passeio na área e acabaram perdidos. Foram resgatados ontem à noite por dois PMs do COE, após localizados pelo helicóptero. Os três só tinham levado para o passeio um facão e um isqueiro. Usaram o facão para abrir clareiras e cortar os palmitos que comeram. Com o isqueiro, fizeram fogueira para espantar os animais. Na primeira noite encontraram uma barraca feita de sacos plásticos, onde tentaram dormir por algumas horas. Ao consumir apenas palmito e água por cinco dias, o grupo que se perdeu na mata manteve o corpo hidratado. Esse foi o ponto mais importante para garantir a sobrevivência. O ajudante geral CARLOS conta ter passado tanta fome nos cinco dias que até pensou em comer o cachorro da tia, o TIQUINHO. MARIA JOSÉ DIAS diz que “foi uma lição para eu contar aos meus bisnetos, porque meus netos já sabem. Foi uma aventura. Todo esse tempo eu só tinha uma camiseta no corpo. Passei bastante frio e tive fome”.
Em casa, pela Internet, mando o histórico do Monumento Mausoléu para FRANCISCO GIANNOCCARO, como foi solicitado na última reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Para a repórter SIMONE, da ESCALA, mando o histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ela irá escrever um livro sobre a vida de GERALDO FARIA MARCONDES, e deverá me entrevistar após a missa de sétimo dia do veterano, em 1º de agosto.
JUSSARA, do DIÁRIO DE SÃO PAULO, manda-me uma mensagem sobre a reportagem publicada no domingo e dá o e-mail do fotógrafo DANIEL MOBILIA. 

Um arrastão em um flat terminou em tiroteio e morte, hoje à noite, nos JARDINS, zona sul de SÃO PAULO. O tiroteio envolveu o comandante do 7º Batalhão da PM, TENENTE-CORONEL PM PAULO LUCINDA ADRIANO TELHADA. “Quando vi os dois, eu disse: ‘Pára, que é polícia. No chão’. Um deles atendeu. Ele jogou a arma no chão, mas o outro correu e atirou”, afirmou TELHADA. O homem entrou no estacionamento do flat da rede MERCURE, subiu no muro e se voltou. “Ele apontou a arma, e eu atirei”, contou.
A bala da pistola calibre 40 do policial entrou no tórax do suspeito, que morreu na garagem do flat.
O TENENTE-CORONEL PM TELHADA ia à sede da 1ª Companhia de seu batalhão para conversar com a tropa, quando o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) informou aos carros da corporação que havia um roubo em andamento em um flat da Rua PADRE JOÃO MANOEL. “Pelas informações, um dos bandidos tinha uma touca preta, e o outro vestia uma camiseta preta”, afirmou TELHADA. O coronel foi o primeiro a chegar no local. Entrou pelos fundos e se deparou com os dois suspeitos. Armados com revólveres calibre 38, eles já haviam dominado cinco funcionários e recolhido 1,25 mil reais do caixa do flat.
“Eles estavam com algemas de plástico e fita adesiva. Aparentemente, preparavam-se para dominar os clientes do hotel”, afirmou o delegado JOSÉ ROBERTO PEDROSO, titular do 78º Distrito Policial. TELHADA também acredita que os ladrões pretendiam fazer um arrastão. “Eles tinham rádios de comunicação, o que mostra que havia mais bandidos do lado de fora”, afirmou. 

A delegada ALEXANDRA AGOSTINE RANDAMER DA SILVEIRA foi transferida da Corregedoria da Polícia Civil para o Departamento da Polícia Judiciária da Capital (DECAP) quatro dias após pedir a prisão preventiva do delegado CARLOS JOSÉ RAMOS DA SILVA, o CASÉ, ex-seccional de MOGI DAS CRUZES. Para o Ministério Público a transferência da delegada ocorreu em represália ao seu trabalho. ALEXANDRE estava no comando do inquérito que investiga o envolvimento de policiais civis com a máfia que falsificava carteiras de habilitação na CIRETRAN de FERRAZ DE VASCONCELOS, subordinada à Delegacia Seccional de MOGI DAS CRUZES. CASÉ, quando era titular da seccional, assinou o livro de emissão de CNHs de FERRAZ, mesmo havendo 30 mil carteiras a mais expedidas que o número de exames feitos para retirar o documento na cidade. Ele é suspeito de receber até 45 mil reais em propina para manter o esquema de fraudes.
“Ela foi imparcial e, na minha opinião, houve retaliação. É estranho que ela tenha sido tirada da corregedoria logo após pedir a prisão do CASÉ”, afirmou o promotor MARCELO OLIVEIRA, do GAERCO de GUARULHOS, que investiga a máfia das CNHs em FERRAZ e outras cidades da Grande São Paulo.

A cobrança de uma dívida pode ter levado um oficial da PM a levar oito tiros e causado a morte de um comerciante, no último dia 19, em TABOÃO DA SERRA. Testemunhas contaram que o TENENTE PM KLÉBER BATISTA DE OLIVEIRA, de 29 anos, foi cobrar uma dívida do comerciante EDJAILSON FERREIRA DO NASCIMENTO, de 35 anos, que morreu baleado. O tenente está internado no Hospital Militar da PMESP. O motoboy EDNALDO TAVARES DE SOUZA, de 34 anos, primo do TENENTE KLÉBER, estava junto dele quando foi baleado. KLÉBER trabalha em BOTUCATU. Ele teria sacado sua arma e atirado em EDJAILSON. O comerciante perseguiu o tenente, com outros três homens, todos armados. Houve tiroteio. Desarmado, o motoboy teria fugido. A dívida que motivou o crime era de três mil reais.

É mesmo do “padre voador”, ADELIR DE CARLI, 41 anos, o corpo encontrado em 4 de julho a 100 km da costa fluminense, na altura de MARICÁ, por tripulantes de um rebocador que presta serviços para PETROBRÁS. O resultado do exame de DNA, realizado pelo laboratório de Genética Forense da Polícia Civil do RIO e divulgado hoje pelo delegado DANIEL BANDEIRA, de MACAÉ, confirma o resultado de que a parte do corpo – bacia e pernas – encontrada era do padre porque estava envolvida por um material semelhante a alumínio, usado para manter a temperatura do corpo. Os familiares do padre ADELIR desde o primeiro momento não tinham dúvidas de que os restos mortais encontrado no mar – o corpo estava sem o tronco, braços e a cabeça – eram mesmo dele.

A família do paranaense ANDRÉ MARTINS, morto por um policial de WEST YARMOUTH, no Estado de MASSACHUSETTS, depois de “furar” um bloqueio, já contratou um advogado para entrar na Justiça americana para processar a polícia local. O corpo de ANDRÉ foi liberado pela polícia após a autópsia, mas a família não decidiu onde será o enterro. O traslado do corpo custa mais de quatorze mil reais e a família pediu ajuda à comunidade brasileira em MASSACHUSETTS.

Os duelos de GILBERTO KASSAB contra MARTA SUPLICY e de PAULO MALUF contra GERALDO ALCKMIN esquentaram o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado nesta noite pela TV BANDEIRANTES.
Por causa das regras do programa, o clima só se acirrou no início do terceiro bloco, quando KASSAB perguntou para MARTA sobre realizações na Saúde. Parafraseando o presidente LULA, cabo eleitoral da petista, o atual prefeito disse que “nunca antes na história desta cidade se investiu tanto em saúde”, como em sua administração. “As pesquisas mostram 70% de descontentamento com essa questão (na gestão KASSAB). Na seqüência, MALUF aproveitou para atacar ALCKMIN: “No seu governo, a educação foi considerada a pior do BRASIL. A progressão continuada que você instalou é passar o aluno por decreto”, disse. O tucano respondeu que MALUF manteve o sistema de progressão continuada.     

Fracassaram as tentativas de definir regras menos restritivas para o comércio global. Após sete anos de negociações, a Organização Mundial do Comércio (OMC) encerrou hoje, sem acordo, a atual etapa da chamada RODADA DOHA. As previsões mais otimistas são de que os debates possam ser retomados a partir de 2010. O ITAMARATY, que apostou fortemente no fechamento de um pacto global, terá de mudar sua política, dando mais ênfase à busca de acordos comerciais bilaterais.

Um terremoto estremeceu hoje LOS ANGELES, nos ESTADOS UNIDOS, assustando a população, mas causando poucos danos materiais. O tremor, de 5,4 graus na escala RICHTER, começou às 11:42 horas (15:42 em BRASÍLIA) e teve seu epicentro a 47 km do centro de LOS ANGELES, sob CHINO HILLS, e foi sentido em grande parte do sul da CALIFÓRNIA e até em TIJUANA, no MÉXICO.   

A cara de sono do meia RONALDINHO GAÚCHO logo ganhou traços de espanto e de preocupação ao ver, no saguão do Aeroporto Internacional NOI BAI, em HANÓI, capital do VIETNÃ, cerca de duas mil pessoas se acotovelando e se empurrando para prestigiar a chegada da seleção olímpica brasileira ao país. Uma multidão de fãs logo às 8:45 horas.
Com uma timba (instrumento de percussão), o astro foi o primeiro a encarar a multidão. Mesmo cercado por vários policiais locais, não foi fácil a chegada ao ônibus que levaria a delegação ao hotel. Na sexta-feira a equipe faz o último amistoso antes da estréia na Olimpíada de PEQUIM. Encara a seleção do VIETNÃ, no ESTÁDIO NACIONAL.   

2 009       :       -      QUARTA-FEIRA
DIÁRIO DE SÃO PAULO traz a seguinte reportagem:
CARANDIRU: 43 PROMOVIDOS. Esse é o número de PMs que participaram do massacre e hoje ocupam cargos mais altos.
Pelo menos 43 dos 85 policiais militares acusados no processo sobre o massacre do CARANDIRU foram promovidos e continuam até hoje na corporação. Um levantamento feito pelo DIÁRIO aponta que, dentre os réus, dois hoje são coronéis, três são tenentes-coronéis, seis são majores e 12 são capitães.
Outros 20 praças que atuaram no massacre também continuam hoje na PM, 17 anos depois. A maioria deles está na Tropa de Choque, muitos integram as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA).
Foi a Tropa de Choque que, em 2 de outubro de 1992, invadiu a Casa de Detenção, durante uma rebelião. Foram mortos 111 presos no Pavilhão 9.
A PM não quis confirmar o número de policiais envolvidos no episódio que ainda fazem parte da corporação. O órgão afirmou apenas que “no direito brasileiro, ninguém pode ser considerado culpado até a sentença condenatória transitada em julgado”. Segundo o comando da PM, os acusados foram promovidos porque “não houve nenhum tipo de condenação contra eles, que seguem normalmente suas carreiras,”
O CORONEL ARIVALDO SÉRGIO SALGADO era capitão em 1992 e, durante o massacre comandou os homens do Comando e Operações Especiais (COE), que também invadiram o local. O grupo é acusado de ter matado quatro pessoas no terceiro andar do Pavilhão 9 do presídio. Hoje, o coronel chefia o Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1), responsável pelo policiamento no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Na época, após o massacre, o então capitão SALGADO afirmou em uma entrevista: “Percebemos que seria necessário uma atitude enérgica.”
Já o CORONEL CARLOS LOURENÇO BOTELHO, na época, integrava a Tropa de Choque. Atualmente, ele está à frente do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 10, responsável pela segurança na Zona Sul da capital.
Ontem, o DIÁRIO divulgou que a Justiça deve decidir em 60 dias se os 84 PMs réus do caso irão a júri popular. O processo está parado há oito anos, desde que o CORONEL UBIRATAN GUIMARÃES, comandante do massacre, foi condenado a 632 anos de prisão, em 2001. Ele recorreu da sentença, e foi absolvido. Em 2006, foi assassinado em circunstâncias ainda não esclarecidas. Até hoje nenhuma das armas usadas pelos PMs no massacre passou por confronto balístico.

Chego à Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 13 horas. Teremos hoje a comemoração do “DIA DOS ANIVERSARIANTES”. Estou trabalhando no computador quando chega o ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, que aniversariou no último dia 13. Traz uma montagem de fotos do 9 de Julho e quer colocar em lugar de destaque para que as pessoas possam apreciar durante o evento desta tarde. Mas o NACLÉRIO é muito dispersivo, muda de foco nas suas conversas e cria uma confusão tremenda que perturba quem está ouvindo o seu palavreado. Surge depois o CORONEL PM Res RICARDO JACOB e traz uma repórter do PARANÁ, IANE MARIS CRUZ, acompanhada de DARLY SALVADOR, a fim de entrevistar o GINO e dona DINORAH. Nossa primeira-dama comparece logo em seguida, juntamente com o ALDO e dona IARA, seus filhos. Dona IARA também é uma das aniversariantes do mês. Vem de PRESIDENTE PRUDENTE o CAPITÃO PM JOÃO LUÍS MINGHETTI COSTA que em 15 de julho representou o nosso presidente numa reunião do ROTARY da cidade. Ele traz vários jornais que noticiam as comemorações dos 77 anos da Revolução Constitucionalista em PRESIDENTE PRUDENTE.
Também comparecem nesta tarde: CAPITÃO PM HÉLIO PATRÍCIO JÚNIOR (atualmente no 13º BPMM), que fará aniversário em 31 de julho; CORONEL EB Ref ARY CANAVÓ, MARIA LÚCIA CAMARGO, ORIVALDA (aniversariante de julho) e seu pai, o veteraníssimo de 100 anos, OSVALDO DIANA, CADETE JOSÉ GOMES ARAÚJO FILHO, LAUDINOR DE VUONO, 1º TENENTE PM RONALDO MADIO PEREIRA (que hoje se torna nosso associado).
O GINO esteve no Comando Sudeste por volta das 14 horas e chega um pouco tarde, em companhia do JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA, também aniversariante de julho. A repórter do PARANÁ entrevista o GINO e sua senhora. Eufórico nesta tarde, o presidente faz um discurso no início da comemoração dos aniversariantes e pede para que o mestre de oratória, JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA, abrilhante a tarde com suas palavras.
VICTÓRIO, CRISTIANO e DANILO chegam depois das 16 horas e participam da comemoração informal, muito alegre, uma verdadeira confraternização dos associados.   
Vamos passar horas agradabilíssimas e podemos discutir muita coisa afeta à Sociedade. Fora do contexto, mas necessária, é a presença do filho do ex-combatente FERRARI (cujos restos mortais estão no Monumento Mausoléu). Vem ele questionar o porquê a urna contendo as cinzas de seu pai ainda não está num cinerário. Vamos explicar a ele toda a problemática de falta de recursos financeiros para se construir um cinerário de 500 lugares, como é nossa idéia há mais de dez anos.

Retorno um pouco tarde para casa. Recebo um telefonema do GENERAL BUENO, preocupado com a palestra que farei amanhã para o ROTARY, no NACIONAL CLUBE. Rua ANGATUBA, no PACAEMBU. Pede para ligar para o doutor CARNIDE, a fim de marcar o horário em que irá me buscar na Sociedade. Acontece que o CARNIDE ainda não chegou em sua residência.
Assisto ainda aquele vídeo cassete de 9 de março de 1999. Na apresentação dos conselheiros ao Cmt Geral, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, vários deles já morreram. Recordo-me que justamente num 29 de julho (2006) morria o CORONEL PM Res ROBERTO LEMES DA SILVA, então vice-presidente do Conselho Supremo. 

O que parecia ser apenas um sonho de milhões de torcedores, dos promotores e dos investidores da Fórmula 1, tornou-se realidade: MICHAEL SCHUMACHER está de volta. O piloto de mais conquistas de todos os tempos, sete vezes campeão do mundo, substituirá, aos 40 anos e já um pouco gordinho, mas provavelmente muito competente ainda, seu amigo FELIPE MASSA na equipe FERRARI, ferido no sábado, dia 25, no treino de classificação para o GP da HUNGRIA. A última prova de SCHUMACHER na Fórmula 1 foi em INTERLAGOS, no GP do BRASIL em 2006.
O anúncio da volta de SCHUMACHER no dia em que a BMW oficializou seu abandono da Fórmula 1, hoje, não foi por acaso. O que seria um golpe para a imagem da competição, a saída de um time importante, apesar da falta de resultados este ano, transformou-se num dia de júbilo até, com o retorno do maior piloto em números da história. Um dia que entrará para a história da velocidade.
MURICY RAMALHO teve a recepção que imaginava e conseguiu o resultado que todos os palmeirenses esperavam. Aplaudido na entrada e na saída do PALESTRA ITÁLIA, o técnico acenou aos torcedores, agradeceu e sentou pela primeira vez no banco dos mandantes no estádio alviverde. Comemorou muito o gol de DIEGO SOUZA, o da vitória por 1 a 0 sobre o FLUMINENSE, que chegou a dez jogos sem vencer e briga contra o rebaixamento. O PALMEIRAS assumiu a liderança, três pontos a mais do que o ATLÉTICO MINEIRO (31 a 28) e com uma partida a mais – os mineiros enfrentarão amanhã o FLAMENGO.

Com ampla superioridade e um a mais em campo desde o fim do primeiro tempo, o SANTOS foi buscar nos minutos finais a vitória por 2 a 1 sobre o lanterna NÁUTICO, no Estádio dos Aflitos. Não tem jeito, se o adversário for o SANTO ANDRE, o resultado será empate. Pelo menos na era MANO MENEZES a história tem sido essa. Hoje, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, as equipes ficaram na igualdade pela quarta vez seguida de 2008 para cá. E o corintiano tem de comemorar muito o 1 a 1, pois não fosse o goleiro FELIPE, a equipe teria sofrido a sexta derrota no Campeonato Brasileiro.

RONALDO acordou cedo hoje. Por volta das 8 horas já estava no Hospital SÃO LUIZ, no ITAIM BIBI, zona sul de São Paulo. Queria, o quanto antes, passar pela cirurgia na mão esquerda, fraturada no domingo, dia 26, no clássico com o PALMEIRAS. O procedimento, bem-sucedido, começou por volta das dez, durou uma hora e vinte minutos e rendeu ao craque corintiano duas placas e 12 parafusos para a fixação total dos dedos. Serão seis parafusos em cada placa, para fixação da peça no osso. “Correu tudo bem, e logo ele estará em campo novamente”, afirmou o consultor médico do CORINTHIANS, JOAQUIM GRAVA, que acompanhou a operação, realizada pelo médico ALEXANDRE SANTA CRUZ.

Os médicos nem o haviam transferido para o quarto e, ainda na UTI, do Hospital Militar de BUDAPESTE, FELIPE MASSA manifestou ao amigo POPÓ BUENO, piloto da STOCK CAR, o desejo de disputar a corrida de VALÊNCIA, próxima etapa do campeonato da Fórmula 1, no dia 23 de agosto.    

Pelo menos 70% dos membros do Conselho de Ética do Senado são alvo de inquéritos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, réus em ações penais e envolvimento com nepotismo ou atos secretos nos últimos anos. Caberá a esses senadores, de vários partidos, avaliar na próxima terça-feira, dia 4 de agosto, os pedidos de abertura de processo de cassação contra o presidente JOSÉ SARNEY. Na tropa de choque do PMDB, por exemplo, os quatro titulares – WELLINGTON SALGADO, GILVAN BORGES, PAULO DUQUE e ALMEIDA LIMA – têm alguma ligação com nepotismo, ato secreto ou investigação externa. Entre os 14 suplentes do conselho, 10 empregaram parentes, assinaram atos secretos e são alvo de inquérito. O PMDB de SARNEY mais uma vez se destaca. Nem mesmo a oposição – que pede os processos contra SARNEY – fica de fora. Três de seus titulares no conselho constam em atos secretos ou em casos de nepotismo.
O tucano ARTHUR VIRGÍLIO, integrante do Conselho de Ética e um dos senadores que mais pressionam JOSÉ SARNEY, terá de devolver 210,6 mil reais aos cofres públicos. O valor se refere aos salários pagos pelo Senado a um assessor do senador durante um ano e meio de estudo de teatro na ESPANHA. VIRGÍLIO já depositou a primeira parcela, de 60,7 mil reais.

Uma caminhonete-bomba explodiu na madrugada de hoje perto de um quartel da Guarda Civil na cidade de BURGOS, no norte da ESPANHA, deixando pelo menos 60 pessoas com ferimentos leves. Apesar de nenhuma organização ter reivindicado a autoria do atentado, o governo espanhol acusou a organização separatista basca ETA de ser a autora do ataque. Os explosivos foram detonados às 4 horas locais (23 horas da terça-feira em BRASÍLIA), quando pelo menos 120 pessoas, entre elas 41 crianças, estavam no local. O quartel funciona também como residência dos agentes e de suas famílias. Diferentemente de outras ocasiões, desta vez não houve nenhuma chamada telefônica ou reivindicação do ataque.

2 010       :          -        QUINTA-FEIRA
O Comandante do 2º BPChq, TENENTE-CORONEL PM CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família para participar da cerimônia de Passagem e Assunção de Comando do 2º Batalhão de Polícia de Choque e inauguração do retrato do TENENTE-CORONEL PM ALMIR RIBEIRO na galeria de Ex-Comandantes.
DATA: 29 de julho de 2010
HORÁRIO: 16:00 horas.
LOCAL: RUA Dr JORGE MIRANDA, 367 – LUZ – SÃO PAULO.

Esta quinta-feira irá ser muito corrida. Já pela manhã procuro colocar em minhas memórias os fatos de ontem. No entanto o relógio não pára e, por volta das 11:30 horas estou a caminho da cidade de São Paulo. Chego tarde na Sociedade e logo recebo um telefonema do MMDS para o almoço. Explico aos oficiais que tenho uma série de tarefas a cumprir nesta tarde.
Retornando à Sociedade recebo a visita do JOSÉ FARIA. Vem se desculpar de uma “mancada” feita dada ontem. Tinha se responsabilizado pela compra dos salgadinhos para a reunião do PROJETO COFAM e não apareceu. Diz que ficou adoentado. Acompanha-me até o 2º BPChq para assistir a passagem de Comando do TENENTE-CORONEL PM ALMIR RIBEIRO para o TENENTE-CORONEL PM CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI.
Quem preside essa solenidade é o GENERAL-DE-DIVISÃO CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ, Comandante da 2ª DIVISÃO DE EXÉRCITO. Estão presentes: CORONEL ÁLVARO BATISTA CAMILO, Comandante Geral da PMESP; CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, Sub-Cmt PMESP; CORONEL PM EDUARDO JOSÉ FELIX DE OLIVEIRA; CORONEL PM MAÉRCIO ANANIAS BATISTA; TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA, Comandante do 1º BPChq; TENENTE-CORONEL PM FLÁVIO JARI DEPIERI, Comandante do 4º BPChq; O deputado federal CORONEL PM Ref JAIRO PAES DE LIRA; TENENTE-CORONEL PM HELSON LÉVER CAMILLI (que no dia 6 de agosto assumirá o Comando do 12º BPMM), TENENTE-CORONEL PM RUI CONEGUNDES DE SOUZA; MAJOR PM AGRELLA; os deputados estaduais CORONEL PM Ref ÉDSON FERRARINI, CAPITÃO PM Ref CONTE LOPES.
O CORONEL PM Ref HERNANI BENEDITO DE TOLOSA é o mais antigo dos ex-comandantes do 2º BPChq que se faz presente. Também notamos: CORONEL PM Res REZENDE; CORONEL PM Ref LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA; CORONEL PM Res RENATO CÉSAR MELO; CORONEL PM Res JOEL GOMES FILHO e outros.
Durante o transcorrer da solenidade consigo falar com o TENENTE-CORONEL PM CAMILLI e MAJOR PM AGRELLA sobre a atual situação do Monumento-Mausoléu do IBIRAPUERA. O CAMILLI assumirá o Comando do batalhão responsável pela segurança do Obelisco. O AGRELLA, Sub-Cmt desse batalhão, conhece bem a problemática do Monumento Mausoléu, pois está na área desde seus tempos de capitão.
Acompanhado pelo JOSÉ FARIA retorno à PRAÇA DA SÉ. Ele toma outro destino. Novamente no MMDC, agora com o COLOMBO, aguardo o táxi que irá me conduzir ao NACIONAL CLUB. Por uma coincidência o motorista desse táxi é o RONALDO, que também me transportou para o NACIONAL CLUB em 30 de julho de 2009, quando ali dei a primeira palestra sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Isso vai se repetir nesta noite.
Ali encontro pessoas que me foram apresentadas no ano passado. Entre elas está o Doutor ANTÔNIO ERNESTO DE BITTENCOURT RODRIGUES, que era o presidente do ROTARY CLUB SÃO PAULO ITAIM. Nosso amigo Doutor HERBERTO CARNIDE também se faz presente. Converso com ele sobre o GENERAL EUCLYDES BUENO, que não virá para essa reunião. Explico a ele a situação delicada em que deixei o general ao fazer certas críticas em meu blog sobre o mesmo, por ocasião de uma palestra que ele fez no CPOR/SP em 5 de julho de 2004 sobre a Revolução de 1932. Aguardava a presença dele nesta noite para uma explicação a ser dada sobre esse episódio triste. O GENERAL EUCLYDES BUENO tem sérios problemas de saúde aos 91 anos de idade.
O atual presidente, ALTAMIRO RIBEIRO DIAS convida-me para fazer parte da mesa de trabalhos.  
Tenho apenas vinte minutos para falar sobre a Revolução Constitucionalista de 32, sendo obrigado a condensar o meu trabalho que tinha preparado para desenvolver nesta noite. O presidente cumpre rigorosamente com o estabelecido para a reunião: apenas uma hora de duração. Além da pauta dos trabalhos ele também cumprimenta os aniversariantes do mês.
Doutor HERBERTO leva-me, por volta das 22:30 horas, até o metrô MARECHAL DEODORO. O COLOMBO, que me acompanha, fica na SÉ e vou embarcar numa van na ARMÊNIA. Chego em casa por volta da meia-noite.
Ainda trabalho no computador para lançar no blog o dia 30 de julho. 

CORONEL PM Res IZAUL SEGALLA JÚNIOR, 51 anos, foi nomeado como Subprefeito da FREGUESIA DO Ó e BRASILÂNDIA. Durante os 35 anos em que trabalhou na Polícia Militar serviu em diversas unidades da Capital em atividades de polícia e Corpo de Bombeiros. Finalizou esse período em meados deste ano como Comandante do Corpo de Bombeiros do Interior do Estado. Possui ainda inúmeros cursos de especialização nas áreas de administração de pessoal e gestão pela qualidade.

O ex-goleiro do FLAMENGO, BRUNO FERNANDES, foi indiciado por homicídio, seqüestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e corrupção de menores. Concluído hoje pela Polícia Civil de MINAS GERAIS, o inquérito sobre o desaparecimento da ex-amante de BRUNO, ELIZA SAMUDIO, tem oito volumes e cerca de 1,6 mil páginas. Se condenado por todos os crimes, o atleta pode pegar no mínimo 18 e no máximo 51 anos.
Também foram indiciadas pelos mesmos crimes sete pessoas: LUIZ HENRIQUE FERREIRA ROMÃO, o MACARRÃO; FLÁVIO CAETANO DE ARAÚJO; WEMERSON MARQUES DE SOUZA, o COXINHA; DAYANE RODRIGUES DO CARMO SOUZA, mulher de BRUNO; ELENILSON VITOR DA SILVA; SÉRGIO ROSA SALES; e FERNANDA GOMES DE CASTRO. O ex-policial MARCOS APARECIDO DOS SANTOS, o BOLA, foi indiciado por homicídio qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver.

O julgamento de quatro policiais militares acusados de matar ANTÔNIO CARLOS DA SILVA ALVES em 8 de agosto de 2008 começou hoje às 10 horas no Fórum de ITAPECERICA DA SERRA, na GRANDE SÃO PAULO. A vítima, portadora de deficiência mental, foi decapitada, teve as mãos decepadas e sofreu um corte na barriga em forma de cruz. O crime ocorreu no JARDIM CAPELA, zona sul de SÃO PAULO. A previsão era de que o encerramento ocorresse de madrugada.
Foram levados a júri popular pelo crime o SARGENTO PM MOISÉS ALVES DOS SANTOS, o CABO PM JOAQUIM ALEIXO NETO e os PMS RODOLFO DA SILVA VIEIRA e ÂNDERSON DOS SANTOS SALES. Eles pertenciam ao 37º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo e fariam parte de um grupo de extermínio que ficou conhecido como HIGHLANDERS, alusão ao filme em que guerreiros imortais cortavam as cabeças de seus inimigos.
O caso veio à tona com os assassinatos de ROBERTH SANDRO CAMPOS GOMES, de 19 anos, o MARANHÃO, e ROBERTO APARECIDO FERREIRA, de 20 anos, o BEBÊ. Ambos foram decapitados em 30 de maio de 2008. Os corpos foram encontrados em um terreno em ITAPECERICA. Os PMs são acusados de obrigar menores infratores a roubar para a organização. Quem desobedecia era morto. Quatro corpos foram encontrados decapitados em ITAPECERICA.

Faleceu hoje no RIO o economista DIONÍSIO DIAS CARNEIRO, colaborador do jornal O ESTADO, que participou da fundação do departamento de economia da PUC-RIO e do Instituto de Estudos de Política Econômica da Casa das Garças. CARNEIRO tinha 64 anos e estava com saúde debilitada por conta de um tumor no cérebro. Ele estava internado na Clínica SÃO VICENTE, na GÁVEA.
CARNEIRO se formou em economia na UFRJ e fez cursos de pós-graduação na FGV, onde foi aluno de MÁRIO HENRIQUE SIMONSEN, e na Universidade VANDERBILT. Foi vice-presidente da FINEP e participou de conselhos de administração de diversas empresas, além de fóruns internacionais. É autor de diversos livros e trabalhos acadêmicos sobre economia.
Nos últimos anos, CARNEIRO dedicava-se ao IEPE/CdG e à GALANTO CONSULTORIA, especializada em análises macroeconômicas e governança corporativa. Escrevia colunas regularmente no jornal O ESTADO. 

Faleceu, aos 55 anos, vítima de um câncer de pâncreas o ator e diretor ANTÔNIO JORGE PERES FEIO. Teve uma carreira de grande sucesso em PORTUGAL, onde morreu. Nasceu na cidade de LOURENÇO MARQUES, atual MAPUTO, capital de MOÇAMBIQUE, que foi colônia portuguesa até 1975. Mudou-se para LISBOA com a família aos 7 anos. Em PORTUGAL, trabalhou no teatro, mas também participou de produções no cinema e na televisão.

Faleceu, aos 92 anos, KENTARO TAKAOKA. Na década de 1950, as cirurgias ainda eram realizadas com respiradores com bombas de ar, controladas por alguém o tempo todo. Ao perceber a dificuldade, o anestesista KENTARO TAKAOKA decidiu desenvolver um ventilador artificial.
Para concretizar a idéia, ele comprou um torno (uma máquina que permite usinar peças) para sua casa. Durante quatro anos, testou seu equipamento em animais. Só em 1957, o primeiro Mini Ventilador 600 foi produzido em escala.
Hoje, a KTK é uma das maiores empresas de equipamentos hospitalares e, apesar de ter deixado a gestão do negócio em 2005, TAKAOKA fazia questão de acompanhar os negócios de perto, repassando seu conhecimento. 

A auxiliar de enfermagem francesa DOMINIQUE COTTREZ, de 45 anos, está presa e pode ser condenada à prisão perpétua por ter sufocado oito recém-nascidos. Os corpos dos bebês foram encontrados nos últimos dias em VILLERS-AU-TERTRE, vilarejo de apenas 700 habitantes no norte da FRANÇA. Mãe de duas filhas na faixa de 20 anos, ela declarou nos interrogatórios que “não desejava ter mais filhos e não queria consultar um médico para utilizar meios contraceptivos”. O pai dos oito bebês, carpinteiro e vereador, declarou não estar a par das diferentes gestações nem das mortes. Ele não foi indiciado e permanece livre. A obesidade da mãe pode ter contribuído para esconder as gestações.

Por meio de uma nota oficial de sua presidência, o colombiano ÁLVARO URIBE criticou hoje o presidente LULA por ter tratado a crise entre BOGOTÁ e CARACAS como “um caso de assunto pessoal”. No comunicado, um meio pouco comum para a comunicação entre os dois países, URIBE diz que “deplora” a visão de LULA sobre o caso.   

2 011    :        -       SEXTA-FEIRA
Está programada para hoje à noite uma solenidade em OLÍMPIA, para entrega de medalhas durante as comemorações dos 79 anos da Revolução Constitucionalista. Operado recentemente, uma viagem até essa cidade seria profundamente desgastante para mim. O MENDES, por sua vez, está empenhado na festa dos 90 anos do Grande Oriente do Brasil – Seção de SÃO PAULO. Encarregamos o presidente do núcleo de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, doutor GIOVANNI SPIRANDELI DA COSTA para nos representar.

SOLENIDADE EM COMEMORAÇÃO AO 79º ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32

29 de Julho de 2011 às 19 horas na Câmara Municipal da cidade de Olímpia-SP

Lista de agraciados com a Medalha MMDC

 1)       Cel PM RENATO CABRAL CATITA
 2)       Ten Cel PM  SILVIO CARLOS SILVA MENDONÇA
 3)       Major PM MARCOS ANTONIO MARCONDES DE CARVALHO
 4)       Cap PM VALDECI SILVA JUNIOR
 5)       Cap PM MAURO ALVES DOS SANTOS JUNIOR
 6)       Cap PM VINICIUS CLÁUDIO ZOPPELLARI
 7)       1º Ten PM ALESSANDRO ROBERTO RIGHETTI
 8)       1º Sgt PM BENEDITO CADURIM LIMA FILHO
 9)       2º Sgt PM ANDRÉ FERNANDO PAIOLLI
10)      3º Sgt PM OTONIEL MARTINS DOS SANTOS
11)      3º Sgt PM HUMBERTO ALONSO ZANETTE
12)      Sd PM DEIVITI ALEXSANDRO DE SOUZA PAULA
13)      Sd PM MADALENA APARECIDA DOS SANTOS
14)      Delegado de Polícia JOÃO BRONCANELLO NETO
15)      Prefeito de Olímpia EUGÊNIO JOSÉ ZULIANI
16)      Sr. JOÃO PAULO POLISELLO
17)      Presidente da Câmara Municipal de Olímpia RODNEI FREU FEREZIN
18)      Vereador LUIS SALATA NETO
20)      19       Vereador GUSTAVO ZANETTE
21)      Vereador DIRCEU BERTOCO
22)      Sr. ROBERTO SERRONI PEROSA
23)      Sr. CARLOS ANTONIO DEFENDI
24)      Sr. LEONARDO NICULA CINTRA
25)      Sra MARIA AUREA TRINDADE LOPES POLLISELLI
26)      Secretario Municipal de Governo PAULO MARCONDES
27)      Sr. ALFREDO DUARTE DOS SANTOS
28)      Professor ÉRICO STORTO PADILHA
29)      Sr. FLÁVIO VEDOVATTO
30)      Sra ANA PAULA RIBEIRO
31)      Sr. JOÃO FRANCISCO JUNQUEIRA FRANCO
32)      Sr. DIRCEU BARÃO

À tarde, na Sociedade, atendo telefonema do CAPITÃO PM RIOS para acertar detalhes a respeito da solenidade de amanhã, em GUARULHOS. Uma viatura deverá me buscar, em casa, por volta das 9 horas.
O CAPITÃO PM CLÁUDIO GEROMIN VALENTE, atualmente na função de Coordenador Operacional da 4º BPMM, está mandando o PM EUCLIDES CACHIOLI DE LIMA entregar os currículos de autoridades que receberão a Medalha MMDC em 29 de agosto, na LOJA MAÇÔNICA DELPHOS, em BARUERI. O CORONEL PM MENDES já havia sido contactado sobre esse evento, mas não me passou esses dados. O Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA fará uma palestra sobre a Revolução Constitucionalista nessa data. Surge também uma outra data: 25 de agosto, em GUARULHOS. Os currículos dos homenageados serão entregues na semana que vem.
Hoje o MENDES está ocupadíssimo com a festa dos 90 anos do GRANDE ORIENTE DO BRASIL em SÃO PAULO. Passou pela manhã na Sociedade e agora se encontra no GRANDE ORIENTE.     

Já em casa, ao abrir minha caixa eletrônica de mensagens vejo uma queixa da JANAÍNA, a respeito do NÚCLEO DE GUARULHOS. Respondo a ela, face demonstrar sérios ressentimentos.
CARÍSSIMA JANAINA
Mandei para você a posição da Sociedade quanto a besteira publicada na Folha Metropolitana, inclusive encaminhando ao órgão de imprensa a Lei nº 13840. As primeiras informações recebidas após o incidente foram de que a matéria para publicação não continha o A e isso foi arte de um redator que ainda teima que o A faz parte do MMDC.
Amanhã irei explicar à população guarulhense tudo isso que você está me enviando e, ainda mais, a minha fala já está pronta desde
ontem nesse sentido.
Por último, mandei a você e ao ROMAGNOLI o e-mail onde vocês são meus convidados para a solenidade de amanhã, como fundadores do núcleo, independentemente de qualquer outro convite. Ao mandar a mensagem para vocês tinha plena certeza de que receberia uma resposta positiva, o que até agora não se realizou. O meu convite como presidente da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC está acima de quaisquer convites. Os núcleos obedecem à central e acatam minhas decisões. Os erros cometidos são frontalmente resolvidos, como a dissolução do núcleo de SÃO MIGUEL e que somente foi revitalizado depois de concertados todos os erros do passado. Os núcleos não têm autoridade para agir fora dos mandamentos da sede. Os pressupostos de criação de núcleos rezam isso e não podem ser ofendidos de maneira alguma.
Estamos em outros tempos e erros do passado prejudicam muito mais a nós que aos outros que imaginamos estar atingindo. Você deve ser a pessoa mais importante, se aceite, cresça e tenha sempre o amor próprio em mira. Não caia na armadilha do ressentimento. Todos os sentimentos negativos prejudicam muito mais quando repetidos.
O único tempo que devermos viver é o "AGORA", pois o presente é a ponte entre o passado e o futuro, fortaleça sempre essa ponte interior. Reforço o convite de que amanhã quero vocês ao meu lado. Somente assim é que poderemos nos entender.      .

Em 29 de julho de 2011 18:28, Janaina Exposito
escreveu:
É com muito pesar que verifiquei na data de hoje, no jornal Folha  Metropolitana, veiculado e distribuído na cidade de Guarulhos que o suposto Núcleo da Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C.A. não procedeu a errata de seu nome neste mesmo periódico, assim como determina a Lei 13.840. Digo isto, pois, o verdadeiro nome do Núcleo assim como consta de seu > registro é Núcleo Guarulhos da Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C. e não qualquer outro como queiram divulgar, coube a mim enquanto Presidente seu registro e por consequencia o cumprimento de todas as burocracias necessárias.
Friso que, como co-fundadora e 1ª Presidente do Núcleo da Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C vejo tal afronta como um desrespeito aos heróis da Revolução, não só desrespeitoso a eles como a todos os co-fundadores deste Núcleo, em especial aqueles que exerceram cargos de destaque e, sendo assim abdicaram de seu tempo em prol de uma ideologia menosprezada pela "atual" gestão.
Este meu desabafo vem pautado no fato de que após o término compulsório de minha gestão, a atual administração apoiada ou não por outras pessoas sequer lembra daquelas doze pessoas que harmoniosamente fundaram tão importante Núcleo que, diferente dos demais agiu com total lisura e respeito à Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C., aos heróis já falecidos bem como aos heróis ainda combatentes, como exemplo cito a mim, aos Drs. Carlos Romagnoli e Fábio Trombetti, os quais ainda participando da atual administração como Presidente e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo sequer recebem um mísero convite para os eventos comemorativos bem como, não são colocados a par de muitas obrigações inerentes aos seus cargos, como participação em reuniões, verificação de orçamentos e organização do quadro de medalhas que, pelo estatuto vigente e registrado dependem para seu preenchimento da participação de ambos, Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo. Penso ser um despautério e uma desonra ser convidada para os eventos aqui em Guarulhos por terceiros. Tal atitude perpetrada pela atual administração e seus pares é desrespeitosa à história daqueles que ajudaram muito dignamente, diga-se de passagem, a perpetrar a verdadeira história desta tão importante passagem de nossa história.
Lamento profundamente!
 Em 27 de julho de 2011 22:36, Mario Ventura celmario@gmail.com> escreveu:
Ainda há pessoas que teimam em colocar em evidência uma sigla que não existe. Não sei quem cometeu esse bárbaro erro, mas a Sociedade Veteranos de 32-MMDC tem a obrigação de corrigir tamanho disparate. O pior é que isso partiu de um núcleo nosso em GUARULHOS, algo que me irritou profundamente.
Peço aos senhores que procurem divulgar a Lei 13.840 que felizmente corrigiu um erro histórico que continua ainda a dar maus exemplos.
ESTIMADO RIOS
Infelizmente o jornal FOLHA METROPOLITANA noticia a solenidade de 31 de julho dizendo que o núcleo do MMDCA GUARULHOS convida para o evento. Não existe MMDCA. Esse erro histórico já foi >> corrigido pela LEI 13.840. A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC não pode >> aceitar uma publicação que justamente vai dar ênfase ao que combatemos arduamente, ainda mais dizendo que o nosso núcleo de GUARULHOS tem essa esdrúxula sigla. Peço para que isso seja corrigido o mais rapidamente possível.
Ponha-me a par das medidas que vocês irão tomar, porque exijo a correção imediata do que foi publicado erroneamente no jornal FOLHA METROPOLITANA (edição de sexta-feira, dia 22 de julho de 2011) e que somente hoje tomei conhecimento. Veja também quem causou toda essa confusão para outras providências. .

O DIÁRIO OFICIAL publica transferências de oficiais para a reserva:
Deferindo a transferência para a reserva a pedido nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-13, o Cap PM 842714-3 Ricardo Enrico Ventura Rodrigues - CPTran - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.653/11 - Pr. 21.111/11).
Indeferindo a promoção ao posto de Maj PM em virtude da vedação imposta aos oficiais pelo artigo 1º, parágrafo 3º da Lei Complementar 418/85, com redação alterada pelo artigo 2º da Lei Complementar 673/91, ao Cap PM 842714-3 Ricardo Enrico Ventura Rodrigues - CPTran - São Paulo/SP, (Pr. 21.111/11).
Transferindo para a reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos  integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 801099-4 Aldemir Sanches - 6º BPM/M - São Bernardo do Campo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.651/11 - Pr. 21.339/11).
O TENENTE-CORONEL PM ALDEMIR SANCHES nasceu no dia 22 de maio de 1965. Entrou para as fileiras da PMESP em 1º de fevereiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1988; CAPITÃO – 24 de maio de 1995; MAJOR – 24 de maio de 2006. Não tenho a data de sua promoção a TENENTE-CORONEL.  
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-13, o Cap QAOPM 790713-3 Vera Marta Cattuzzo Teodoro - CPRv - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.652/11 - Pr. 21.324/11).

O contrato de JOSÉ LUIZ DATENA, em sua terceira passagem pela TV RECORD, durou exatos 40 dias – ele estreou na emissora em 20 de junho. Hoje, ele encerrou “CIDADE ALERTA” da seguinte maneira: “Muito obrigado e até um dia”. Antes, ele fez um breve agradecimento à equipe técnica e aos telespectadores. Ao sair do ar, foi à presidência da emissora e entregou sua carta de demissão. Após tornar públicas algumas de suas insatisfações, houve por parte da direção de jornalismo uma solicitação a DATENA para que não aceitasse mais pedidos de entrevistas. Isso aconteceu e aumentou o desconforto entre as partes. As mudanças no horário e a quebra da rede em meio a sua exibição também desgastaram. A volta para a BANDEIRANTES deve ser o caminho natural.  

O advogado e proprietário de imobiliária CARLOS ALBERTO FIDALGO TAVARES, de 55 anos, foi morto com dois tiros na cabeça no fim da noite de ontem. TAVARES estava em sua residência – um sobrado de classe média alta na Avenida CONCEIÇÃO, VILA EDE, zona norte de São Paulo. A polícia ainda não sabe qual foi a motivação do crime, mas nada foi levado do local. A esposa de TAVARES, VERA DOROCI CALZADO, de 56, e o filho do casal, JÚNIOR, de 17, assistiam à televisão em um dos cômodos da casa quando ouviram o advogado chamar pelo filho. Em seguida, escutaram três disparos de arma de fogo e latidos dos dois cachorros da residência. Com medo, ligaram para a Polícia Militar e só deixaram o quarto quando uma viatura chegou ao local. Encontraram o advogado, que vestia pijama, caído na cozinha, já morto. O SARGENTO PM FERNANDO, do 9º Batalhão (3ª Companhia), que atendeu a ocorrência, contou que as luzes da frente da casa estavam apagadas. “O filho do casal foi quem nos abriu o portão e disse ter visto o pai caído.” A porta da frente da residência foi encontrada entreaberta pela PM. Os dois sobrados vizinhos ao da vítima têm muros baixos – o que pode ter facilitado a entrada na casa. O advogado morava havia cerca de 20 anos no bairro. O caso, registrado no 9º Distrito (CARANDIRU), como homicídio, teve a investigação assumida pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

A nutricionista GABRIELLA GUERRERO PEREIRA, de 28 anos, pode ter a prisão preventiva solicitada pela polícia por ter atropelado, no sábado passado, dia 21 de julho, o administrador de empresas VÍTOR GURMAN, de 24 anos. Ele morreu ontem, após cinco dias em coma. Hoje, foi realizado o enterro no Cemitério Israelita do BUTANTÃ, na zona oeste de São Paulo. Laudo clínico apontou que GABRIELLA estava alcoolizada quando conduzia o jipe LAND ROVER do namorado, o engenheiro ROBERTO LIMA, de 34 anos. Ela perdeu o controle do carro e atropelou GURMAN. A nutricionista, que deverá ser ouvida até o fim da próxima semana, responde a inquérito por homicídio com dolo eventual. “Vamos analisar os depoimentos colhidos, bem como as provas e a necessidade de representar pela prisão preventiva”, afirmou hoje o delegado MANUEL ADAMUZ, responsável pelo caso, registrado no 14º Distrito Policial (PINHEIROS). Hoje, mais duas testemunhas prestaram depoimento. Segundo ADAMUZ, GABRIELLA permaneceu em liberdade, após o atropelamento, porque a vítima não havia morrido. Ela também não se negou a cumprir nenhuma determinação da polícia. O delegado nega que a pressão da opinião pública tenha influenciado o seu trabalho na condução do inquérito. “Apuramos tudo de acordo com a legislação vigente.” O advogado de GABRIELLA, JOSÉ LUIZ OLIVEIRA LIMA, não vê possibilidade de sua cliente ter prisão preventiva decretada. “É uma hipótese absolutamente inadmissível para um caso como esse, por falta de requisitos legais e de fatos objetivos”, afirmou. Ele disse que ainda não conversou com a nutricionista, o que deve acontecer durante o fim de semana. O corpo de VITOR GURMAN foi enterrado por volta das 12:30 horas. Cerca de 560 carros passaram pela entrada do cemitério israelita e ao menos mil pessoas acompanharam o velório. A cerimônia foi marcada por elogios ao administrador de empresas e pedidos de justiça. Pouco antes do enterro, dois amigos, um irmão e um colega de trabalho de GURMAN se disseram indignados com a forma como ele morreu. Pediram também um basta à impunidade. “Não foi um enterro. Foi uma tragédia”, disse a artesã FAIGA MELIGHENDLER, de 76 anos, amiga da família. O administrador JAIRO GURMAN, de 54 anos, pai do jovem morto, preferiu não falar com a imprensa.          

Um arremesso perfeito de basquete era a obsessão do professor de educação física VICENTE GENOVEZ, muito popular em JUNDIAÍ, no interior paulista. Foi assim que ele descobriu o talento dos irmãos MARCEL e MAURY DE SOUZA, ex-atletas da seleção brasileira. Natural de SÃO CARLOS, GENOVEZ defendeu por muitos anos a equipe de basquete do município, antes de se transferir para JUNDIAÍ. Trabalhou em diversas cidades paulistas, inclusive na capital, dando aulas em colégios e faculdades. Em 2009, finalmente conheceu a GRÉCIA, berço dos Jogos Olímpicos. Morreu aos 80 anos, de parada cardíaca. Nasceu em 1931. Deixou viúva, 13 netos e um bisneto.

Durou dois dias o efeito das ações adotadas para conter a valorização cambial. Após a alta acumulada de 2,15% na quarta e na quinta-feira, o dólar voltou a fechar hoje em baixa. A queda foi de 1,02%, fechando a R$1,553. As medidas que restringem operações com derivativos cambiais anunciadas no meio da semana sucumbiram ao cenário externo, com dúvidas dos investidores em relação à crise da dívida dos EUA. Hoje, os republicanos conseguiram aprovar projeto de lei para aumentar o teto da dívida americana. A vitória da oposição, porém, teve vida curta, pois o projeto foi vetado no Senado, onde a maioria é democrata. Mesmo assim, a aprovação na Câmara é um passo à frente nas empacadas negociações. O presidente BARACK OBAMA passou o dia na busca de consenso para um acordo, cujo prazo é 2 de agosto. “Acabou o tempo de colocar o partido na frente de tudo”, apelou, no TWITTER.

Em meio à cisão entre os grupos que derrubaram a ditadura egípcia, em fevereiro, milhares de integrantes de facções islâmicas tomaram as ruas do CAIRO em uma demonstração de força contra medidas para conter o poder dos religiosos no país. 

Relatório divulgado hoje por autoridades francesas informa que a tripulação do vôo 447 da AIR FRANCE – que caiu no OCEANO ATLÂNTICO em 31 de maio de 2009, matando as 228 pessoas a bordo – errou ao fazer o avião ganhar altitude, causando a queda três minutos depois. Segundo o documento, no entanto, é impossível dizer se houve avaliação equivocada da tripulação, imperícia (por falta de treinamento) ou negligência. Ou todos os fatores juntos. Sondas fizeram indicações erradas de velocidade por vários momentos, antes de voltar a funcionar.

A alta cúpula militar da TURQUIA renunciou hoje em meio à tensão causada pela prisão de oficiais acusados de planejar um golpe contra o primeiro-ministro RECEP TAYYIP ERDOGAN. A primeira renúncia em massa na história das Forças Armadas turcas reflete a profunda divisão entre civis e militares no país.

A polícia da NORUEGA interrogou hoje pela segunda vez o atirador responsável pelos atentados em OSLO e na ILHA DE UTOYA. Segundo a Promotoria, ANDERS BEHRING BREIVIK revisou o seu primeiro depoimento de mais de 50 páginas. Não foi divulgado o que ele disse. Hoje, o número de mortos do massacre subiu para 77, e foram publicados os nomes de todas as vítimas. Dois psiquiatras começarão a analisar o estado mental de BREIVIK na próxima semana antes de 1º de novembro se ele pode ser responsabilizado criminalmente. O promotor PAL-FREDRIK HJORT KRABY disse que o atirador continua calmo e nada mudou em seu comportamento. KRABY afirmou ainda que, “por questões de segurança”, a polícia não dará mais detalhes do depoimento ou de futuros interrogatórios. Os primeiros funerais foram realizados hoje, uma semana depois de BREIVIK ter explodido prédios governamentais no centro de OSLO e aberto fogo contra jovens que participavam do evento do Partido Trabalhista na ILHA DE UTOYA. A polícia confirmou hoje a morte de um dos feridos graves na ilha, elevando o número de vítimas em UTOYA para 69. Autoridades não descartam a possibilidade de o número de mortos aumentar, já que ainda há feridos em estado muito grave.

Uma nova tempestade despenca sobre as “primaveras árabes” que, há seis meses, tentam derrubar as tiranias norte-africanas. Na quinta-feira foi assassinado o chefe militar da rebelião Líbia contra o tirano MUAMAR KADAFI, que continua resistindo apesar dos bombardeios da OTAN contra TRÍPOLI. O GENERAL ABDEL-FATAH YOUNES era o homem forte do Conselho Nacional de Transição que conduz a luta política e armada contra KADAFI. O GENERAL YOUNES foi por longo tempo pessoa muito próxima de KADAFI e ajudou o coronel a tomar o poder em 1969. A partir daí, sempre fez parte do “primeiro escalão” do poder. Foi ministro do Interior. Mas, este ano, logo após o início da revolta, o general afastou-se de KADAFI e seguiu para BENGHAZI onde assumiu o comando das operações militares. Quem matou o general? Pensamos em primeiro lugar em KADAFI. A cabeça de YOUNES foi colocada a prêmio, com uma recompensa de 2,8 milhões de euros No dia da sua morte, esta foi a hipótese privilegiada. Mas hoje outras pistas foram levantadas. O que se soube é que os insurgentes suspeitavam que o general fazia “jogo duplo”. Aliás, se ele deixou a frente de combate para ir para BENGHAZI foi porque havia sido convocado para depor perante uma “junta militar” dos insurgentes, o que prova que alguns membros do CNT suspeitavam de sua lealdade. Neste caso, não se trataria de um assassinato organizado por KADAFI, mas de um “acerto de contas” no âmbito dos insurgentes. É preciso dizer que o CNT não respira harmonia. Criado às pressas, este conselho reúne pessoas não só incompetentes, mas também inimigas. Seja qual for a identidade dos “assassinos”, o certo é que a morte do general é um duro golpe para a rebelião e uma “maravilhosa surpresa” para KADAFI. YOUNES era um verdadeiro comandante militar. No plano político, quando mais o conflito se estende, maiores serão os perigos. Sobretudo se o assassinato do GENERAL YOUNES permitir que os islâmicos passem a dominar a revolução democrática da LÍBIA.

O governo da SÍRIA atribuiu hoje a “um ataque terrorista” a explosão de um oleoduto em TAL KALAKH, no oeste do país, que provocou vazamento de óleo para um rio. Pela 17ª semana consecutiva, dezenas de milhares de manifestantes sírios tomaram as ruas do país após as preces de sexta-feira para pedir a renúncia do presidente BASHAR ASSAD. Nos protestos de hoje, os manifestantes pró-democracia pediram a adesão de sírios que ainda evitam participar das marchas contra o presidente BASHAR ASSAD. As mortes ocorreram em LATAKIA, DERAA, e em DEIR EL-ZOUR, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, com sede em LONDRES. Desde o começo da revolta, em março, os protestos têm ocorrido em áreas mais pobres. As classes médias de grandes cidades como ALEPPO e DAMASCO não aderiram aos atos contra ASSAD. As classes mais ricas temem perder seus privilégios com a queda do regime.      

O compositor e cantor norte-americano EUGENE McDANIELS, autor da canção FEEL LIKE MAKIN´ LOVE, grande sucesso em 1974 pela voz de ROBERTA FLACK, morreu nesta sexta-feira, aos 76 anos, em sua casa em KITTERY POINT. Sua mulher afirmou que foi em decorrência de uma breve doença. Na década de 1960, GENE McDANIELS ficou conhecido ao cantar músicas como A HUNDRED POUNDS OF CLAY e TOWER OF STRENGTH, ambas em 1961, e com SPANISH LACE, de 1962. Suas canções, tanto as que cantou quando compôs para outros artistas, iam do jazz ao blues, de baladas ao gospel e ao soul, sempre com pitadas de crítica cultural e protesto político. 

2 012     :        -      DOMINGO
A partir deste domingo, os celulares da Região Metropolitana de São Paulo e demais cidades paulistas que têm DDD 11 ganharão o dígito 9 na frente dos números. E a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) já admitiu que a mudança pode causar problemas de comunicação no primeiro dia de alteração. A “instabilidade” da operação, de acordo com a agência, deve ser momentânea e durar apenas alguns minutos, para a troca do sistema das empresas. O período de adaptação é de 90 dias. Nos dez primeiros, a partir de hoje, chamadas com oito dígitos serão realizadas normalmente. Depois disso, ligações sem o acréscimo do número 9 serão interrompidas e os usuários receberão um aviso sobre a alteração. Após 90 dias, chamadas com oito dígitos não serão completadas. 

Nesta manhã LUCINDA conversa comigo sobre momentos da festa dos aniversariantes PAULO CÉSAR e seu filho IAGO no prédio onde eles compraram um apartamento. PAULO CESAR completou 32 anos em 25 de julho e seu filho, IAGO, na mesma data, fez 10 anos. Trabalho no computador atualizando o dia 29 de julho.

Poucas horas depois do irmão, foi a vez de Daniele Hypolito ir ao tablado para a sua apresentação no solo nas eliminatórias da ginástica artística feminina dos Jogos de Londres. E, assim como fez Diego, a veterana de 27 anos, caiu em sua apresentação, neste domingo. Foram duas falhas em aterrissagens e a nota de 11.900, a pior entre as 17 ginastas que participaram da primeira subdivisão. De forma geral, o Brasil decepcionou. Daniele, por exemplo, teve notas piores das que fez na final do individual geral no Mundial do ano passado em três dos quatro aparelhos. Só melhorou 0.043 pontos nas barras assimétricas. Mesmo Bruna Leal, a mais regular das ginastas brasileiras, não foi bem. Nos quatro aparelhos, somou 52.765 pontos e agora vai ter que esperar o fim das outras quatro subdivisões, que só devem acabar por volta das 16h (de Brasília), para saber se vai à final do individual geral. Classificada com a quarta vaga do Pré-Olímpico, o Brasil teria que se superar para ficar entre as oito melhores equipes em Londres. Não conseguiu isso e somou 161.295 pontos, que dificilmente será suficiente para chegar à final por equipes. A única chance real de final é para Daiane dos Santos, no solo. A brasileira somou 14.166 pontos na sua apresentação e terminou a primeira subdivisão na liderança. Convocada de última hora para o lugar da machucada Adrian Gomes, Harumy de Freitas só competiu na trave, caiu, marcou 12.033 pontos, e teve sua nota descartada pelo Brasil.
Daiane dos Santos despediu-se neste domingo da seleção brasileira de ginástica artística. A gaúcha ficou apenas em 17.º lugar nas eliminatórias da prova do solo na Olimpíada de Londres, fora da disputa por medalhas, e também não conseguiu ajudar o Brasil a se classificar para a final por equipes - o País foi o 12.º colocado, sendo que só os oito primeiros avançavam. A ginasta de 29 anos já havia dito que deixaria a seleção após os Jogos de Londres. Ela ainda deve competir por seu clube, o Pinheiros, até o final deste ano, antes de deixar definitivamente a modalidade da qual foi o principal nome brasileiro em toda a história. Sempre na prova do solo, Daiane foi campeã mundial em 2003, venceu cinco etapas da Copa do Mundo de ginástica artística e ficou em quinto lugar na Olimpíada de Atenas, em 2004, e em sexto na de Pequim, em 2008. Assim como Daiane, nenhuma outra ginasta brasileira conseguiu vaga nas finais. No individual geral, a melhor do Brasil foi Bruna Leal, que terminou na 36ª colocação (14.066 pontos no salto, 12.466 nas assimétricas, 12.800 na trave e 13.433 no solo). Daniele Hypolito, por sua vez, ficou em 37º lugar(13.766 no salto, 12.900 nas assimétricas, 14.166 na trave e 11.900 no solo). "Queríamos fazer o melhor e conseguimos, apesar dos erros. Sou uma perfeccionista e me cobrei muito para compensar na trave os problemas do solo. Depois de tudo o que aconteceu, queríamos dar o máximo", comentou Daniele Hypolito, que também participou de sua terceira Olimpíada e sonha com a possibilidade de estar nos Jogos do Rio, em 2016. Em Londres, a seleção de ginástica feminina teve Bruna Leal, Daiane dos Santos, Daniele Hypolito, Ethiene Franco e Harumy de Freitas. E sofreu com os desfalques de Laís Souza e Adrian Gomes, ambas contundidas durante a preparação, e de Jade Barbosa, cortada por não se apresentar para treinar e por divergências com a confederação.
Foi difícil, muito difícil superar a defesa da BIELO-RÚSSIA, mas a Seleção Brasileira não se desesperou e acabou premiada com sua segunda vitória nos Jogos Olímpicos de LONDRES. Com os 3 a 1 obtidos em OLD TRAFFORD, casa do MANCHESTER UNITED, o BRASIL não só ganhou confiança para o resto do torneio como garantiu sua classificação para as quartas de final. Um empate no terceiro jogo, na próxima quarta-feira, contra a NOVA ZELÂNDIA, em NEWCASTLE, bastará para assegurar a primeira colocação no Grupo C.
A dupla brasileira formada por ROBERT SCHEIDT e BRUNO PRADA já manda na classe STAR. Hoje, no primeiro dia de disputas, eles ficaram em quarto lugar na regata inicial, venceram a segunda e assumiram a liderança com quatro pontos perdidos. O segundo resultado demorou a ser oficializado pelos organizadores, porque a chegada foi junto com a dupla britânica IAIN PERCY e ANDREW SIMPSON e o desempate precisou ser feito através de imagens e da marcação do GPS das embarcações.
Após 16 anos de espera, a Seleção Brasileira de basquete voltou a pisar em solo olímpico. Embora não tenha começado o torneio com uma atuação brilhante, a equipe do técnico RUBÉN MAGNANO cumpriu o seu papel e venceu a AUSTRÁLIA, com alguma dificuladade, por 75 a 71.
A Olimpíada acabou para THOMAZ BELLUCCI. Depois de perder em duplas, hoje ele foi derrotado na primeira rodada do torneio de simples. Seu algoz foi o francês JO-WILFRIED TSONGA, que ganhou por 6/7, 6/4 e 6/4.
O BRASIL continua invicto no vôlei de praia, com quatro vitórias. Hoje ALISON e EMANUEL bateram os austríacos DOPPLER e HORST por 2 a 1, e TALITA e MARIA ELISA derrotaram com facilidade as holandesas MEPPELINK e VAN GESTEL por 2 a 0.
LEWIS HAMILTON tem motivos de sobra para celebrar “como um jovem na faixa dos 20 anos” a vitória de hoje no GP DA HUNGRIA, depois de forte pressão dos pilotos da LOTUS, KIMI RAIKKONEN, no fim, e ROMAIN GROSJEAN, no início. O primeiro motivo: venceu mesmo estando separado da namorada, a cantora NICOLE SCHERZINGER. No ano passado, quando também não estavam juntos, HAMILTON disputou sua pior temporada. Outra razão foi a McLAREN confirmar a evolução apresentada na etapa anterior, na ALEMANHA. Apesar de distante, ainda, 47 pontos (164 a 117), do líder do Mundial, FERNANDO ALONSO, da FERRARI, quinto hoje, HAMILTON afirmou: “O campeonato está aberto. Não tirei muitos pontos de FERNANDO, mas se continuarmos com esse desempenho chegamos lá”. KIMI RAIKKONEN foi o segundo; ROMAIN GROSJEAN chegou em terceiro; SEBASTIAN VETTEL foi o quarto; FERNANDO ALONSO o quinto; JENSON BUTTON o sexto; BRUNO SENNA o sétimo; MARK WEBBER o oitavo; FELIPE MASSA o nono; NICO ROSBERG o décimo.
“Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar...”Foi cantando ROBERTO CARLOS que amigos e parentes de RICARDO PRUDENTE DE AQUINO, de 39 anos, protestaram hoje e lembraram a morte dele em uma ação da Polícia Militar, no dia 18. O ato reuniu mais de 200 pessoas no PARQUE DO IBIRAPUERA. Portando faixas e cartazes com mensagens de protesto, e vestindo uma camiseta com a inscrição “Quero mais, quero paz”, o grupo caminhou pelo parque por volta das 10 horas. Ao fim da passeata, os parentes do publicitário leram um manifesto. “RICARDO foi morto sem chances de defesa. Menos de 24 horas depois, BRUNO VICENTE DE GOUVEIA (de 19 anos, baleado e morto por PMs dentro de um carro em SANTOS) também foi morto. Quantos RICARDOS e quantos BRUNOS terão de morrer para que se mude essa situação?”, questionou a mulher de AQUINO, LÉLIA PACE DE AQUINO, de 35 anos. A mãe do publicitário, CARMEN SACRAMENTO, também leu parte do manifesto. “Que os maus policiais sejam exonerados e não remanejados para áreas administrativas”, afirmou. A irmã da vítima, FERNANDA AQUINO, de 36 anos, lamentou sobre a libertação dos policiais. “A família está indignada, espera que alguma coisa seja feita, mas nosso movimento não é sobre isso. É para chamar a atenção do governo para as coisas que estão acontecendo”, disse. O evento também atraiu parentes de outras vítimas de ações policiais equivocadas. “Vim aqui me juntar à mãe do RICARDO e a outras mães, para que isso não aconteça mais”, disse a nutricionista SIMONE FERNANDES BISPO, de 38 anos. SIMONE é mãe do adolescente VÍTOR, de 14 anos, que foi morto por policiais militares no dia 13 de abril, durante outra abordagem com final trágico, em SÃO MATEUS, zona leste.
Fortes emoções invadiram hoje o PLAYCENTER, na BARRA FUNDA. Além da adrenalina descarregada pelas montanhas-russas e dos sustos provocados pelos monstros, houve lágrimas e suspiros. No último dia de vida do parque de 39 anos de idade, faz e funcionários já partilhavam da nostalgia que as atrações deixam para trás. Embora o espaço vá reabrir em 2013, a sua essência será basicamente infantil, voltada para programas entre pais e filhos. Significa dizer que brinquedos clássicos, como LOOPING STAR, SPLASH, BARCA VIKING, POLVO, CATACLISMA, TURBO DROP e SKYCOASTER, mais radicais, saem em definitivo do horizonte da Marginal do Tietê para entrar na história da cidade. Esses equipamentos marcaram gerações não só de paulistanos, mas de gente que viajava à capital apenar para usufruir deles.   
Em um comunicado, o CNS afirma que "o regime sírio se prepara para cometer massacres" em Aleppo e pediu ao Conselho de Segurança que adote "as medidas necessárias para proteger os civis". O comunicado também pede "aos países amigos do povo sírio a imposição de uma zona de exclusão aérea e a instauração de zonas seguras para dois milhões de deslocados". Os violentos combates prosseguiam neste domingo em Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, 355 km ao norte de Damasco, onde os rebeldes entricheirados em vários bairros resistiam ao avanço do Exército, em particular em Salahedin, um reduto dos insurgentes.
No segundo dia de bombardeio do regime sírio a ALEPO, segunda mais importante cidade do país, o secretário de Defesa dos EUA, LEON PANETTA, afirmou que a ofensiva representa “um prego no caixão de ASSAD”. O principal alvo de helicópteros e tanques foi o bairro rebelde de SALAHEDINE. Pelos menos 60 pessoas morreram nos combates, entre os quais 24 civis, 9 rebeldes e 19 militares, em AL-HASAKA, HOMS, DERAA e IDLIB. Sem dar indicações de que apóia uma intervenção militar, PANETTA comentou a ofensiva iniciada ontem por ASSAD em ALEPO, pólo econômico do país. Disse que a ação é “um trágico ataque contra seu próprio povo”. “Isso será o prego no caixão de ASSAD”, completou PANETTA, no avião com o qual começou hoje uma viagem de cinco dias por TUNÍSIA, EGITO, ISRAEL e JORDÂNIA. O principal tema será a situação síria. A ofensiva a ALEPO, considerada determinante por ambos os lados, não abalou o domínio dos insurgentes sobre diversas regiões da cidade. Combates e atividade de atiradores de elite foram registrados na capital e em vilarejos da Província de ALEPO, em AL-FARKAN, MANBAJ e em TALABRAN, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Em ALEPO, os enfrentamentos deixaram seis rebeldes mortos. No início da manhã, os bombardeios se concentraram na região sudoeste da cidade, em SALAHEDINE, mas também em BAB AL-NASR e BAB AL-HADID, dois bairros nas imediações da cidadela,sítio histórico tombado. Ontem, sábado, primeiro dia da ofensiva, os rebeldes dizem ter destruído nove tanques, freando a invasão por terra, que veio acompanhada de ataques por helicópteros e pelo monitoramento por caças. Hoje, a intensidade do combate aiu. De acordo com YASSER A, um dos coordenadores da resistência na vizinha MAREA, a decisão de parar a ofensiva por algumas horas não significa que a batalha está encerrada – pelo contrário. “Parar o bombardeio pode ser uma forma de dar um tempo para a população civil para fugir. Eles fizeram isso em HOMS e outras cidades quando atacaram”. Centenas de famílias continuaram a abandonar ALEPO, temendo o agravamento – mais de 500 mil habitantes já teriam se refugiado no interior ou nos países vizinhos. Em uma reunião com autoridades do IRÃ, o chanceler sírio, WALLID MOUALLEM, afirmou que as forças leais ao regime de ASSAD vão dominar a cidade. Em outras cidades “liberadas” da Província de ALEPO, a convicção é contrária. Em MAREA, 40km ao norte da capital regional, onde à noite rebeldes se manifestaram em uma praça, as forças do regime se refugiam em um quartel e jovens ativistas jogam futebol à noite sem ser importunados. Na cidade, a confiança é grande de que será possível manter o controle da metrópole econômica da SÍRIA. “Talvez tenha havido um choque em SALAHADINE, mas várias outras áreas seguem sob o controle dos rebeldes”, disse LUAI AL-NAJAR, estudante de 22 anos. “É apenas uma questão de tempo. O mais forte grupo do Exército Livre da SÍRIA (ELS) está em ALEPO neste momento. Creio que é possível vencer.”
O governo de BARACK OBAMA está advertindo as forças de oposição sírias para não desmantelarem o odiado aparato de segurança e de governo de BASHAR ASSAD se ele for morto ou forçado a deixar o poder. Autoridades americanas querem evitar o caos e o vácuo de poder do IRAQUE em 2003. “Não se deve ter uma dissolução completa desse sistema porque suas instituições serão necessárias numa transição política”, disse uma fonte. “É preciso evitar a desbaathização do pais”. Um ramo do movimento nacionalista árabe BAATH também governou o IRAQUE com SADDAM HUSSEIN.
2 013     :     SEGUNDA-FEIRA
DIÁRIO DE SÃO PAULO – DEFESA DE PMs DO MASSACRE DO CARANDIRU QUER JÚRI MAIS VELHO. Advogada IEDA RIBEIRO pretende escolher jurados que viveram à época. Promotor aposta nos jovens, pela vontade por mudanças. Reportagem de PLÍNIO DELPHINO – A segunda parte do Tribunal do Júri do MASSACRE DO CARANDIRU começa às 9horas de hoje, no plenário 10 do Fórum da BARRA FUNDA, na zona oeste de SÃO PAULO. Serão julgados os 26 policiais militares integrantes do 1º Batalhão de Choque, acusados da morte de 73 presidiários no terceiro pavimento do Pavilhão 9 da CASA DE DETENÇÃO. Nove PMs ainda estão na ativa. A batalha entre defesa e promotoria já se inicia na escolha dos jurados. A advogada dos acusados, IEDA RIBEIRO DE SOUZA, acredita que a derrota na primeira parte do júri, ocorrida em abril, se deu pelo fato de os jurados serem muito jovens. “Pretendemos ter no júri pessoas mais experientes, que conheceram a época dos acontecimentos e tenham noção do verdadeiro caldeirão que era a CASA DE DETENÇÃO”, disse. O promotor de Justiça, FERNANDO PEREIRA FILHO aposta em um júri formado por jovens. “Jovens querem mudanças, inclusive em relação a posturas violentas da polícia.” PEREIRA FILHO acredita que as provas nessa etapa do julgamento são até mais contundentes contra os acusados. “A maioria das mortes do CARANDIRU, cerca de 70%, ocorreram nesse terceiro pavimento. Houve até rajadas de tiros e disparos feitos dentro das celas”, explicou. Ao todo, foram disparados 323 tiros. “Claramente, houve excesso”. Os promotores explicaram que, inicialmente, 30 policiais eram acusados pelas mortes do terceiro pavimento. No entanto, três deles morreram, o soldado CIRINEU CARLOS LETANG SILVA, também acusado de assassinar cinco travestis, foi considerado inimputável por insanidade mental. Cinco outros detentos foram mortos e os crimes foram atribuídos ao então TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA, que será julgado separadamente, com individualização de conduta estabelecida. Serão ouvidas oito testemunhas de acusação, além do aproveitamento de depoimentos de três pessoas, a serem exibidos em vídeo. A defesa convocou cinco testemunhas. Os promotores prevêem que o júri dure cerca de uma semana. O juiz RODRIGO TELLINI DE AGUIRRE CAMARGO presidirá a segunda parte do júri – a primeira foi conduzida pelo juiz JOSÉ AUGUSTO NARDY MARZAGÃO.
A primeira parte do julgamento do MASSACRE DO CARANDIRU transcorreu entre 8 e 20 de abril e 23 dos 26 policiais militares julgados foram condenados a 156 anos de prisão. Eles foram responsabilizados pela morte de 13 dos 15 presos do segundo pavimento do Pavilhão 0. Assim como na primeira parte do julgamento, os promotores devem pedir a absolvição dos réus pelas mortes dos detentos que ocorreram por instrumento perfuro-cortante – no caso ADALBERTO OLIVEIRA DOS SANTOS e ADILSON ALVES DA SILVA. O entendimento é de que tenham sido mortos por outros presos. A advogada IEDA RIBEIRO DE SOUZA acredita na absolvição. “Não há provas. Assim, não se individualiza conduta. Então pode-se cometer injustiças”, disse.
O Superintendente da CRUZ AZUL DE SÃO PAULO tem a honra de convidá-lo para a Solenidade Alusiva ao 88º Aniversário da Instituição.
Quando chego à Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro à minha espera a arquiteta FABÍOLA EMENDÁBILI. Necessita ela reproduzir aquela autorização já assinada na semana passada, para o desenvolvimento de um projeto seu, de enaltecer o Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, através da arte, em papel timbrado da Sociedade. Ocorre que a MARINEI não está presente e tenho de fazer isso no computador que me serve. Após a saída da arquiteta, recebo um telefonema do WANDER. Ele conta que a MARINEI teve um problema de labirintite, tomou um remédio forte e agora está sem condições de vir trabalhar. Há um certo desgaste com alguns companheiros nossos que me chamam para almoçar e querem um empenho junto ao SANTANDER, banco situado no interior do Corpo de Bombeiros.
Para me deslocar até o Complexo Hospitalar CAMBUCI, na Avenida LINS DE VASCONCELOS, socorro-me de um táxi, face o horário que tenho para chegar à CRUZ AZUL, a fim de assistir a solenidade do 88º Aniversário, no Auditório. Encontro-me com o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, que está chegando nesse instante. Depois somos recepcionados por dona LÍGIA, filha do AMADO RÚBIO, que trabalha na CRUZ AZUL. Seu pai está presente, bem como o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, vice-presidente da Diretoria Executiva do MMDC. Aos poucos vamos encontrando muita gente conhecida: CORONEL PM Res JÚLIO A. DE FREITAS GONÇALVES, Superintendente da CRUZ AZUL; CORONEL PM Res VICENTE ANTÔNIO MARIANO FERRAZ; Juiz do TJM PAULO DIB CASSEB; JOÃO CARLOS DIAS, do SEMANÁRIO DA ZONA NORTE e sua equipe); Vereadores Coronéis PM ÁLVARO BATISTA CAMILO e ADRIANO TELHADA; CORONEL PM MARCOS ROBERTO CHAVES DA SILVA (Coordenador de Sustentabilidade da CRUZ AZUL); CORONEL PM Res ERNESTO DE JESUS HERRERA, Presidente do Conselho de Administração da CRUZ AZUL; CORONEL PM Ref FELIZARDO, CORONEL PM ALEGRETTI; CORONEL PM Res PERRENOUD; Deputado Estadual CORONEL PM Ref ÉDSON FERRARINI, SARGENTO PM Ref ÉLCIO INOCENTE; DOUTOR MARINO; ENFERMEIRA OSCARINA; CORONEL PM MARCO AURÉLIO ALVES PINTO (Chefe da Casa Militar); CORONEL PM MAGNO; CORONEL PM LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA; CORONEL PM RENATO CERQUEIRA CAMPOS; CORONEL PM LUIZ SANCHEZ VALENTIN; CORONEL PM JUIZ PLAZAK e outros oficiais.
Com a chegada do GENERAL-DE-EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, Comandante do Exército SUDESTE; do VICE-ALMIRANTE LISEO ZAMPRONIO, Comandante do 8º DISTRITO NAVAL; do CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA, Comandante da Polícia Militar, vai-se iniciar a solenidade com o Canto do HINO NACIONAL. O coral da CRUZ AZUL ornamenta o início da cerimônia e, além do HINO NACIONAL, apresenta o Hino Nacional da Cruz Azul e a música NOVO TEMPO. É lido o histórico da Cruz Azul, reportando-se a PEDRO DIAS DE CAMPOS, em 1925.
Vão fazer uso da palavra: CORONEL PM Res ERNESTO DE JESUS HERRERA, DEPUTADO ESTADUAL ÉDSON FERRARINI, COMANDANTE GERAL CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA e o GENERAL ADHEMAR DA COSTA MACHADO. Em seguida é apresentado um vídeo sobre os 88 anos da Cruz Azul. Um coquetel é servido em seguida. Durante um bom tempo conversamos com pessoas presentes. O CORONEL PM MENDES vai me deixar na porta da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, por volta das 18:30 horas. Conversamos sobre a difícil situação em que se encontra o nosso companheiro CORONEL PM ALBINO CARLOS PAZELLI, que continua internado na UTI do HOSPITAL MILITAR (desde 16 de julho). Ainda trabalho no computador até 19:30 horas. Faço uma ligação para a casa da MARINEI. Ela me atende e diz que está se recuperando da crise de labirintite que teve após retornar da visita ao seu pai, no interior.
A segunda parte do julgamento do MASSACRE DO CARANDIRU começou hoje com a promotoria tentando demonstrar que não houve confronto entre presos e policiais militares no segundo andar do Pavilhão 9, durante ação que acabou com o total de 111 mortos, em 2 de outubro de 1992. Parte dos presos, segundo a acusação, morreu sentada ou ajoelhada. Segundo o perito OSVALDO NEGRINI JÚNIOR, existiam apenas duas marcas de tiros fora das celas, próximas a uma das portas. Os 26 PMs que invadiram o pavimento são acusados de matar 73 presos no CARANDIRU – três deles não compareceram hoje (como respondem em liberdade, não são obrigados a assistir ao julgamento). Assim como na primeira etapa do julgamento em abril, que condenou 23 PMs, NEGRINI afirmou que as principais evidências do crime foram as marcas de balas nas paredes, analisadas uma semana depois do massacre. “As marcas estavam sempre no sentido da marcha dos policiais e não no sentido contrário.” Ele afirmou que, em caso de confronto, haveria marcas no sentido oposto ao dos policiais. “Ou cadáveres de policiais”, acrescentou. “Mas nenhum policial sequer se feriu”. Para concluir que os presos estavam sentados, agachados ou ajoelhados, NEGRINI destacou a altura de algumas marcas. Na cela 9375 – E os tiros atingiram a parede a 40 centímetros do chão. “O tiro foi de cima para baixo”, disse o perito. O júri dos 26 PMs deve durar cinco dias. No corpo de sete jurados, sorteado hoje, há apenas homens. E a média de idade é alta (cerca de 40 anos), como preferia a defesa dos policiais militares.
O advogado que defende o vigia EVANDRO BEZERRA DA SILVA, acusado de participar do assassinato da advogada MÉRCIA NAKASHIMA, em 2010, tentou hoje adiar o julgamento do cliente. O júri começou hoje no Fórum de GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO. Mas a juíza MARIA GABRIELA RISCALE TOJEIRA, que preside o júri, negou o pedido. Escolhidos por sorteio, quatro homens e três mulheres vão decidir se EVANDRO é culpado ou não pelo crime. A primeira testemunha ouvida foi o advogado ARLES GONÇALVES JÚNIOR, da Comissão de Segurança da OAB. O promotor RODRIGO MERLI quis saber se o réu foi torturado durante seu depoimento à polícia, o que poderia colocar em xeque legitimidade do interrogatório. “Na minha frente, o EVANDRO nunca disse que foi torturado. Se ele tivesse falado, eu teria tomado providências na hora”, afirmou ARLES. O engenheiro de telecomunicações EDUARDO AMATO TOLEZANI foi o segundo a depor. Ele respondeu sobre as ligações telefônicas entre EVANDRO e MIZAEL BISPO DOS SANTOS, já condenado como autor do assassinato, durante o dia do crime. TOLEZANI admitiu que todas as análises “eram passíveis de erros”.
A doméstica KELLY DA SILVA, de 30 anos, foi morta ontem à noite, na frente do marido e da filha de 2 anos, dentro de um bar em CAMPO LIMPO, zona sul. O assassino chegou em uma moto, entrou no bar de capacete, caminhou em direção a KELLY e começou a atirar. Antes de morrer, ela afirmou para o marido que o autor do disparo se chamaria NEGÃO.
Três homens foram presos ao pegar o resgate de um empresário de 55 anos, que atua no setor de alimentos, que mantinham refém. O empresário ficou no cativeiro em SÃO PAULO por cinco dias e foi libertado no sábado. A família dele avisou a Delegacia Anti-Sequestro, que assumiu as negociações com os criminosos. O pagamento do resgate foi marcado para o sábado, na MARGINAL PINHEIROS, sob a Ponte CIDADE JARDIM, zona oeste. Quando um criminoso apareceu para buscar o dinheiro, foi preso. Os outros dois foram detidos em seguida e o refém foi libertado pelos criminosos.
Policiais civis do Estado suspenderam o atendimento hoje, entre 10 e 12 horas, em protesto por melhores condições de trabalho. A ação foi organizada pela Associação dos Delegados de Polícia. Em comunicado divulgado no seu site, a entidade critica a alegada “usurpação” das funções da Polícia Civil pela Polícia Militar e considera que a instituição é “humilhada” pelo Ministério Público. Os policiais pedem valorização da carreira, reestruturação da Polícia Civil com carreira jurídica para delegados, nível universitário para investigadores e escrivães e recomposição salarial. À tarde, eles fizeram uma manifestação no Centro de SÃO PAULO.
Doze carros-bomba explodiram no IRAQUE hoje, matando ao menos 60 pessoas e deixando 190 feridas em áreas predominantes xiitas. Desde o início do ano a implacável campanha de atentados e tiroteios mataram cerca de quatro mil pessoas, de acordo com o grupo IRAQ BODY COUNT, que monitora a violência no país. O local mais atingido foi a capital BAGDÁ, com pelo menos 30 mortos na detonação de nove carros-bomba.
2 014    :     -     TERÇA-FEIRA
Numa manhã fria, em minha biblioteca, faço a atualização do dia 29 de julho. Relembro a palestra que fiz em 29 de julho de 2006 no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo – Cerimônia em homenagem a GUILHERME DE ALMEIDA – Saudação aos Veteranos de 1932. Naquela oportunidade lembrava de GERALDO PIRES DE ALMEIDA, falecido no 25 de julho daquele ano; da morte de JOSÉ BENEDITO SILVEIRA PEIXOTO, em 15 de março, do jurista MIGUEL REALE, em 14 de abril e NICOLAU TUMA, todos falecidos em 2006. Nosso pleito a GUILHERME DE ALMEIDA, naquele ano, trazia a lembrança do poeta da Revolução de 1932, nascido em 24 de julho de 1890 e falecido em 11 de julho de 1969; ainda naquele discurso contei a fundação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e prestava uma homenagem ao então presidente, GINO STRUFFALDI. Oito anos se passaram desde aquela tarde memorável. Nosso querido GINO STRUFFALDI partiria para o Regimento do Senhor em 15 de março de 2012. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC sofreria intensa expansão com as criações dos núcleos e o emprego dos recursos da internet. Amanhã, dia 30 de julho, retornarei ao Instituto Histórico e Geográfico para mais uma cerimônia, agora lembrando os 82 anos do Movimento Constitucionalista.
A tarde no MMDC é de relativa calma. MARINEI trabalha em torno dos eventos que teremos em agosto. Dois deles são importantíssimos: 28 de agosto, entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA e dia 29 de agosto, entrega do COLAR DA VITÓRIA. WILLIAM MASCARENHAS manda o currículo de BIANCA MORANDI, veteraníssima de 1932, com 106 anos, residente em BAURU. Uma fotografia dela também é enviada pelo WILLIAM. Recebo mensagens dos núcleos de PEDREIRA e JAGUARIÚNA, que são colocadas em meu blog. Ainda comparecemos ao Instituto Histórico e Geográfico, a pedido da doutora NELLY CANDEIAS. Ela quer minha opinião sobre o evento de amanhã.
Recebo um convite para 25 de agosto, 11 horas, quando serão inauguradas as novas instalações do Edifício Sede da OAB/SP, à Rua MARIA PAULA, 35, no centro de São Paulo. O CORONEL PM NELSON NUNES FERNANDES manda-me um e-mail com fotos raríssimas do início do século 20. Vamos colocar em minhas memórias a Carta do Imperador Romano VESPASIANO em 22 de julho de 79, em seu leito de morte ao filho TITO. Deixo o MMDC às 16 horas.    
Através do NINHO DAS ÁGUIAS, na internet, tomo conhecimento da surpreendente notícia do falecimento do CORONEL PM ANTONIO CARLOS RUFINO FREIRE. Ele nasceu no dia 16 de junho de 1947. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA no dia 15 de fevereiro de 1965. A data de sua declaração a ASPIRANTE A OFICIAL é de 21 de abril de 1969. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1969; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1975; CAPITÃO – 24 de maio de 1981; MAJOR – 15 de dezembro de 1987; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 1993. Foi promovido a CORONEL em dezembro de 1995. Passou para a reserva em 24 de maio de 2000. Em 12 de fevereiro de 1996 assumiu o Comando do Policiamento de Trânsito.
Por volta das 18:20 horas leio a seguinte mensagem do DJALMA:
Assunto: NÚCLEO DE TAUBATÉ
Prezado amigo Cel Mario Fonseca Ventura, acompanhei pela internet as fotos das solenidades de Cruzeiro-SP. Notei pelos relatos a bravura dessa moça Luciana. Fiquei feliz ver o professor Carlos fardado a moda do pracinha de 32. Me emocionei com o Sr. Nelson com 102 anos sendo reconhecido pelo heroísmo de 82 anos atrás. Senti a força do MMDC-32 em sua pessoa acordado às 4 horas (da manhã) para mais uma batalha que junto de outros companheiros partiram a Cruzeiro-SP. O Prefeito de Cruzeiro e Passa Quatro, o Presidente da Câmara, outras autoridades civis e militares. A lama do túnel. A divisa de Minas e SP. O auditório cheio, a mesma sala em que foi assinado o ACORDO (ARMISTÍCIO) no Grupo Escolar Arnolfo Azevedo. Me confidenciou o Mario Jefferson Leite de Melo (Jefinho), na sala de café da TV CIDADE, a emoção que ele sentiu na hora de seu discurso quando tomava posse do núcleo da base de Cruzeiro: "___Sou muito chorão e enquanto eu falava lágrimas descia pelos cantos de meus olhos." Coronel, a nossa indicação do Jefinho para Presidente de Núcleo é a forma como posso agradecer a sua atenção quando esteve presente à audiência pública em nosso favor na Assembléia Legislativa. E por nos apoiar na criação do MMDC, sem personalidade jurídica em Taubaté-SP, quem Vossa Senhoria disse que daria todo o apoio. Nós os PDV-1995. Que só no Estado de São Paulo são mais de 8.000 passando séria dificuldade financeira, milhares sendo executados pela PREVI do Banco do Brasil pela tomada de suas residências e 3 projetos no Congresso sendo votado pela nossa anistia ou reintegração, que não vai pra frente, mais parece que estão fazendo política em cima dos projetos, atrás de votos. Jefinho me disse que precisaríamos criar o Núcleo de Base de Taubaté. E ele me disse que já tem nomes que podem compor este núcleo. Passei a ele A INICIATIVA e pode ter a certeza que em 30.07.2014 em TREMEMBÉ - SP será empossada a diretoria do NÚCLEO PARA CORRESPONDÊNCIA DO MMDC-32 DE TAUBATÉ - SP, minha querida cidade que terá todo o nosso apoio. Parabéns Coronel Ventura, espero assim ter dado início àquela ajuda que me comprometi no meu primeiro e-mail quando lhe enviei um regulamento. O senhor é um homem de PALAVRA, é um homem GUERREIRO, é SÉRIO, CHEIO DE SABEDORIA, DEFENSOR DE PAULISTAS, CONSTITUCIONALISTA, da PAZ, pela DEMOCRACIA, pela LIBERDADE. Que Deus te ilumine e pode contar conosco do MMDC-2015 (sem personalidade jurídica) -  (PDV DE 1995 A 1997 do Banco do Brasil). Abraços. De seu amigo Djalma PDV-95.

Meu caro DJALMA
A força da mídia se fez presente em CRUZEIRO, em 26 de julho, e transformou a simples visita ao veteraníssimo TENENTE PM NELSON DE PAULA MENDES em uma data histórica, renascendo com muita força a chama de 32 naquela cidade símbolo da Revolução de 32. O Professor CARLOS FELIPE DO NASCIMENTO, fardado, serviu de cicerone em pontos chaves do conflito e mostrou para nós evidências dos grandes combates que aconteceram na região do TÚNEL DA MANTIQUEIRA. Atravessamos esse túnel e conhecemos a realidade dos heróis da grande façanha em combater pela constitucionalidade do País. Com frio e chuvisqueiro descemos a rampa para a entrada do Túnel, atravessamos o mesmo numa turma de doze desbravadores dos tempos atuais. Depois subimos a rampa de retorno ao BELVEDERE À SANTA, onde estavam os veículos que nos levaram até essa divisa CRUZEIRO-PASSA QUATRO (SÃO PAULO-MINAS).
MÁRIO JEFFERSON LEITE DE MELO na presidência do Núcleo MMDC-CRUZEIRO e LUCIANA VILELA na Vice-presidência responderão pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC na capital da Revolução Constitucionalista.
Cumprido esse episódio, partiremos para outros. Dia 30 de agosto deveremos estar em TREBEMBÉ, no 100º aniversário do CAPITÃO PM BENEDITO MONTEIRO. Será o momento de fundarmos o Núcleo de TAUBATÉ. Conto com a colaboração de todos vocês. O JEFFERSON e a LUCIANA precisam estar engajados nessa luta, com a atuação importantíssima da TV CIDADE. Precisamos fazer crescer o Ideal de Direito no VALE. A nação está carente de civismo e de honestidade. Cabe a nós melhorar o País com os nossos melhores esforços. 
Parabéns a você e seus companheiros pelo combate acirrado para fazer valer a Justiça na causa que abraçaram.   
A Polícia Civil não acredita que a empresária MARIA APARECIDA DA SILVA, de 36 anos, sequestrada no dia 23 de outubro de 2013 esteja viva. MARIA foi levada por três homens fortemente armados em um carro não caracterizado em frente à sua loja em uma avenida movimentada de OSASCO, na GRANDE SÃO PAULO. Nove meses depois não há qualquer indício sobre o paradeiro da empresária. Segundo o delegado ARLINDO RODRIGUES, do 10º DP de OSASCO foram realizados testes de DNA em algumas ossadas, mas não houve identificação positiva. Ainda no ano passado, uma suspeita que confessou ter participado da ação foi presa, mas disse não saber onde MARIA estava. O sequestro aconteceu em uma tarde de quarta-feira. MARIA saiu da loja e foi ao cabeleireiro, que fica ao lado, com sua neta no colo. Três homens eu se identificaram como policiais civis a abordaram e disseram que a levariam para a delegacia. Ela nunca mais voltou.
O ex-Polegar RAFAEL ILHA, que estava preso desde o dia 21 em FOZ DO IGUAÇU (PR), saiu hoje da prisão. Ele pagou fiança de 40 mil reais. O valor da fiança da mulher dele, que também estava detida, foi de 15 mil reais. Os dois vão responder em liberdade pelo crime de tráfico internacional de armas.
Um grupo de cerca de 2,5 mil sem-teto ocuparam a frente da Secretaria Estadual de Segurança Pública, na Rua LÍBERO BADARÓ, no Centro, para protestar contra a reintegração de posse do PORTAL DO POVO, no MORUMBI, na zona oeste. Os sem-teto se concentraram no meio da tarde no TEATRO MUNICIPAL e caminharam até a Secretaria. O alvo principal das críticas foi o governador GERALDO ALCKMIN. A direção do MTST disse, na segunda-feira, que tinha um acordo com o Comando da Polícia Militar para que a desocupação fosse feita somente hoje, mas eles foram surpreendidos com a chegada dos PMs na segunda. A PM nega e diz que a Justiça determinou a retirada dos invasores. O terreno é da construtora EVEN e tem 60 mil metros quadrados. A invasão aconteceu no dia 21 de junho.
Três militares que foram convocados para prestar depoimento na Comissão Nacional da Verdade pediram que a imprensa se retirasse da sala de audiência pública hoje e, ainda assim, não responderam às perguntas dos membros do colegiado. NILTON ALBUQUERQUE CERQUEIRA e os CAPITÃES JACY e JURANDYR OCHSENDORF, todos defendidos pelo advogado RODRIGO ROCA, foram orientados a ficar em silêncio. Até o fim da semana estão previstos depoimentos de 20 militares e um convidado no Arquivo Nacional, para tratar de 11 temas, como o atentado à bomba no RIO CENTRO, a CASA DA MORTE DE PETRÓPOLIS e a morte do deputado RUBENS PAIVA.
Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu hoje o sudoeste de CLARA, no Estado de VERACRUZ, no MÉXICO, a uma profundidade de 95 km, informou o serviço geológico dos ESTADOS UNIDOS. O tremor foi sentido na CIDADE DO MÉXICO. A população saiu de suas casas como medida de segurança. O prefeito da capital, MIGUEL ANGEL MANCERA, afirmou por meio do TWITTER que “são observados alguns desalojamentos”, mas não havia grandes danos ou feridos”.
Uma italiana de 19 anos morreu após seus cabelos se enroscarem no volante do carro que dirigia, em MONTEREALE VALCELLINA, na ITÁLIA. CATERINA ALZETTA estava com seu irmão PIETRO, que sobreviveu. Ele contou que sua irmã abriu a janela do veículo e seu cabelo passou a voar com o vento. Os fios ficaram presos no volante e a jovem tentou puxá-los. Foi quando ela perdeu o controle do veículo, atingiu a pista contrária e bateu o carro.
O presidente BARACK OBAMA anunciou hoje que os ESTADOS UNIDOS vão impor novas sanções à RÚSSIA nos setores de energia, finanças e de armamento por instigar a violência separatista no Leste da UCRÂNIA. “Vamos bloquear as exportações de bens e tecnologias específicos ao setor da energia russo e vamos alargar as nossas sanções a mais bancos russos e empresas da área de defesa”, disse. Os créditos e financiamentos para projetos de desenvolvimento econômico na RÚSSIA também serão suspensos. OBAMA negou que o Ocidente esteja sendo levado a “uma nova GUERRA FRIA” com o seu ex-adversário soviético, mas advertiu que os EUA e a EUROPA estão perdendo a paciência com o governo de VLADIMIR PUTIN. A decisão ocorre um dia depois da conversa que OBAMA manteve com ALEMANHA, FRANÇA, INGLATERRA e ITÁLIA para coordenar a possibilidade de decretar novas sanções setoriais à RÚSSIA.
Em um dia dos mais violentos desde o começo da ofensiva, pelo menos cem palestinos morreram hoje em bombardeios de ISRAEL contra a FAIXA DE GAZA, quando o Exército israelense intensificou sua campanha contra símbolos do HAMAS no enclave palestino. Segundo a agência ASSOCIATED PRESS, entre os mortos 26 foram atingidos por bombardeios e disparos de tanques em quatro casas de GAZA. Com isso, desde 8 de julho, o número de vítimas fatais chega a 1.156 do lado palestino, segundo o porta-voz do Ministério da Saúde de GAZA, ASHRAFAL KIDRA, e 56 (53 soldados e três civis) do lado israelense. A única usina elétrica da FAIXA DE GAZA também foi atacada e ficou inoperante. Além disso, a casa do líder político local do grupo islâmico HAMAS foi destruída e dezenas dos principais alvos militares de ISRAEL foram bombardeados hoje. Antes do amanhecer, aeronaves israelenses dispararam um míssil contra a casa do líder do HAMAS em GAZA, ISMAIL HANIYEH, ex-primeiro ministro palestino, destruindo a estrutura, mas sem causar vítimas, disse o Ministério do Interior de GAZA. O ataque israelense se intensificou após as mortes de dez soldados israelenses em ataques de militantes que cruzaram a fronteira na segunda-feira. O primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU alertou a população sobre um longo conflito. Assim como fez o BRASIL, os governos do CHILE e do PERU convocaram seus embaixadores em ISRAEL para consultas. “Ante o recrudescimento das operações militares de ISRAEL na FAIXA DE GAZA, o governo do CHILE, em coordenação com outros de nossa região, resolveu chamar para consultas em SANTIAGO o embaixador do CHILE em TEL AVIV, JORGE MONTERO”, diz a nota divulgada pela Chancelaria chilena, que qualificou as operações israelenses como “um castigo coletivo à população civil palestina em GAZA”. Já a nota da Chancelaria peruana “lamenta profundamente a interrupção do cessar-fogo com novas operações militares de ISRAEL em GAZA, que ocasionaram a perda de vidas humanas que se somam às mais de mil vítimas, muitas delas civis, mulheres e crianças”.     
2 015     :      -    QUARTA-FEIRA  
Diante da necessidade imperativa de disciplinar as desordenadas contas públicas, legadas da farra fiscal praticada no mandato anterior, a presidente Dilma Rousseff impôs ao País um aperto de cintos. Anunciou como meta de sua segunda gestão um ajuste fiscal capaz de gerar uma folga de R$ 66 bilhões no Orçamento até o fim do ano. O necessário ajuste seria digno de louvor se as medidas anunciadas até agora pela presidente não tivessem exigido sacrifícios apenas de um lado dessa equação: o dos cidadãos brasileiros. Mais uma vez, a conta da irresponsabilidade fiscal de gestões anteriores sobra para o contribuinte. Ao mesmo tempo em que aumenta impostos, encarece o custo de vida da população, ameaça suspender a desoneração de empresas e retira dos trabalhadores direitos previdenciários e trabalhistas, Dilma Rousseff segue no comando de uma bilionária máquina pública aparelhada, inchada e – o mais importante – ineficiente.
Na semana passada, pressionada por líderes no Congresso, especialmente do PMDB, a presidente sacou mais uma de suas promessas. “A ordem é gastar menos com Brasília e mais com o Brasil”, disse. A despeito do efeito publicitário indiscutível da frase, a presidente dá sinais de que seguirá na toada já recorrente de dizer uma coisa em público e praticar outra bem diferente no exercício do poder. O governo, na realidade, sempre resistiu em cortar na própria carne. Por isso, permanece desde 2010 com uma colossal estrutura administrativa composta por 39 ministérios, a maioria deles criados para acomodar apadrinhados políticos, cujos custos de manutenção – o chamado custeio – consomem por ano R$ 424 bilhões. Desse total, o gasto com pessoal atinge a inacreditável marca de R$ 214 bilhões, o equivalente a 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Esse universo de servidores soma quase 900 mil pessoas distribuídas pela Esplanada, sendo 113.869 ocupantes de funções comissionadas e cargos de confiança, as chamadas nomeações políticas baseadas no critério do “quem indica. A credibilidade do governo está no fundo do poço, e é impossível imaginar a sociedade acreditando no ajuste fiscal sem que sejam tomadas medidas radicais para reduzir o tamanho dessa monumental máquina. Sem cortar na própria carne, o governo do PT não tem autoridade para pedir sacrifícios ou falar em ajuste fiscal”, afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
Não bastassem os 39 ministérios com seus milhares de cargos de indicação política, o que se vê hoje na Esplanada em Brasília é o claro desperdício do dinheiro público, facilmente ilustrado pelo excesso de regalias e benesses à disposição dos ocupantes do poder. A principal função do ministério da Pesca, por exemplo, é distribuir o seguro-defeso – espécie de seguro-desemprego pago a pescadores. A pouca expressividade da pasta não limita as vantagens e os benefícios de quem garantiu um cargo executivo no órgão provavelmente chancelado por algum partido aliado de Dilma. Segundo apurou ISTOÉ, há carros de luxo com motoristas disponíveis aos sete integrantes da cúpula do ministério para deslocamento em Brasília. O custo estimado com a regalia é de R$ 1,5 milhão por mês. Embora o ministério esteja constantemente ameaçado de extinção, a pasta vem se mantendo com estrutura que chama a atenção. São mil servidores em exercício, sendo 440 indicados políticos.

Saio de casa por volta das 12:30 horas. Vou diretamente para o Obelisco do IBIRAPUERA. MARINEI está registrando os diplomas das medalhas que serão entregues na próxima sexta-feira, dia 31, na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS e na CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. No primeiro evento irá o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e eu irei no proporcionado pelo 1º Batalhão de Polícia Militar do Interior. Assino também todos esses diplomas.
CORONEL PM MENDES vem hoje ao Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. Conversamos sobre muitas coisas relacionadas com a Revolução Constitucionalista de 32 e nossos últimos eventos.
Recebemos algumas visitas, duas delas relacionadas com parentes de veteranos já falecidos, que desejam trazer os restos mortais dos heróis de 32 para o Obelisco no 9 de Julho de 2016.
MARINEI fala sobre a sua viagem à ARGENTINA e PARAGUAI, recentemente. Diz ela que seu filho GABRIEL ficou impressionado com a história de BUDA e quer saber como foi a sua vida. Já em casa, mando para ela a história dessa figura milenar da ÍNDIA. 

São Paulo - Um dia depois do apresentador José Luiz Datena, da Band, confirmar que disputará a Prefeitura de São Paulo em 2016 pelo PP, hoje foi a vez do empresário João Doria, que comanda um programa de entrevistas na mesma emissora, se apresentar como pré-candidato. Filiado ao PSDB, ele diz que está disposto a enfrentar uma disputa prévia caso outros tucanos se coloquem no páreo.
"Vou disputar o que for preciso para ser o candidato em 2016. Duas grandes lideranças do partido, o governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, estão estimulando a renovação. Isso será importante para o partido crescer e sair do binômio Alckmin e Serra na capital", disse Doria.
Presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), Doria já montou um grupo de trabalho com 27 pessoas que serão responsáveis pela gestão e formação de sua campanha. Os nomes serão anunciados em agosto. "Pela primeira vez teremos três comunicadores na disputa, o que é saudável", diz o empresário.
Além de Doria e Datena, o deputado Celso Russomanno (PRB-SP) é contratado da TV Record e começará na semana que vem a apresentar um quadro no programa Cidade Alerta, que detém a maior audiência da emissora. Além de Doria, o vereador Andrea Matarazzo se apresentou como pré-candidato tucano.

VAGNER LOVE tentou, tentou e tentou,mas, quando a fase é ruim, não tem jeito. Bastou o camisa 9 sair para, em um minuto, o CORINTHIANS abrir o placar; em 15, marcar o segundo; e, em 31, garantir a vitória por 3 a 0 sobre o VASCO, hoje, no ITAQUERÃO.
O CORINTHIANS pode não ser o clube que mais aproveita jogadores das categorias de base, mas é inegável que a molecada gosta de ganhar títulos. Hoje, o sub-17 venceu o FLAMENGO por 2 a 1 e foi campeão da TAÇA BH, uma espécie de BRASILEIRO da categoria. Esse foi o primeiro título da TAÇA BH conquistado pelo CORINTHIANS - o RUBRO-NEGRO tem três - dono de uma boa campanha durante todo o torneio.
ALEXANDRE PATO considerou positivo o SÃO PAULO encarar o ATLÉTICO MINEIRO no MINEIRÃO, por ser um campo neutro, e não no INDEPENDÊNCIA, espécie de alçapão do GALO. Mas o campo não teve nada de neutro. Ainda mais com LUCAS PRATTO presente. O argentino fez três gols, acabou com o jogo  e deu a vitória do líder do campeonato sobre o TRICOLOR: 3 a 1.

O paulista THOMAZ BELLUCCI precisou de apenas 59 minutos para se garantir nas quartas de final do ATP 250 DE GSTAAD. Campeão do torneio suíço em 2009 e 2012, o tenista número 39 do ranking derrotou o francês STEPHANE ROBERT por 6/3 e 6/2. "Tive o controle do jogo do início ao fim", disse BELLUCCI, que buscará vaga na semifinal contra o espanhol PABLO ANDUJAR, 49º do mundo.

O ex-fiscal da Prefeitura de SÃO PAULO, LUÍS ALEXANDRE DE MAGALHÃES, teve um ataque de fúria dentro do estacionamento de uma churrascaria na zona leste da capital. Imagens de uma câmera de segurança, exibidas hoje pela REDE GLOBO, mostram o ex-servidor municipal discutindo com o manobrista CLÁUDIO LUÍS SEGALIN, pulando sobre um carro, chutando portas e tentando agredir o funcionário do local. O caso ocorreu na sexta-feira, dia 24 de julho. Segundo SEGALIN, LUIS ALEXANDRE teria ficado irritado porque o carro dele não estava no lugar onde ele havia deixado. Ele justificou a ação alegando suposto desrespeito à mulher dele. "Me arrependi. Estava nervoso no dia. Eu já tinha tido outro episódio lá, eu me arrependo, viu", disse. O ex-fiscal é um dos acusados da "máfia do ISS", que desviou 500 milhões de reais da Prefeitura. Em 2013, quando o esquema foi descoberto, ele chegou a ser preso com outros três fiscais, mas foi solto porque resolveu colaborar com a investigação. No mês passado, LUÍS ALEXANDRE foi preso em flagrante com 70 mil reais na mochila. Segundo o Ministério Público, ele extorquia dinheiro de outros colegas para não entregá-los. Mas a Justiça decidiu soltá-lo dois dias depois. Agora, ele vai responder também pelos crimes de danos ao patrimônio e lesão corporal.

Policiais da 1ª DIVECAR, do DEIC, prenderam na tarde de ontem uma sequestradora de 31 anos. O nome dela não foi divulgado. Os agentes suspeitaram de um CHEVROLET COBALT, que circulava pela Avenida do SANATÓRIO, no JARDIM BRASIL, zona norte. Ao abordarem a motorista, a mulher apresentou uma carteira de habilitação falsa. Na sequência, os policiais descobriram que o chassi fora adulterado e que o veículo havia sido roubado no mês passado, na PRAIA GRANDE, no litoral. Na lista da ficha criminal da manicure há condenação por roubo e fuga do presídio em 2008. No mesmo ano, ela foi capturada, mas obteve a liberdade condicional. Após isso, a manicure se envolveu em vários outros crimes, incluindo extorsão mediante sequestro.

O deputado federal PAULO MALUF jogou hoje um balde de água fria nas pretensões do apresentador de TV, JOSÉ LUIZ DATENA, em se candidatar à Prefeitura de SÃO PAULO. Ex-presidente do partido, o parlamentar disse que o PP deverá apoiar a candidatura de FERNANDO HADDAD à reeleição. A notícia de que DATENA seria candidato foi acordada na véspera. MALUF lembrou que o jornalista nem assinou a ficha de filiação.

Um incêndio atingiu uma casa na Rua GALILEO TORRANO, no bairro do RIO PEQUENO, na zona oeste da capital, durante esta manhã. Um menino de 4 anos e seu padrasto morreram, e um bebê, de aproximadamente 1 ano, foi resgatado com intoxicação leve, segundo os bombeiros. O fogo começou por volta das 10:40 horas. O Corpo de Bombeiros foi chamado e o incêndio acabou extinto em cerca de uma hora. Segundo a Polícia Militar, a possível origem do fogo foi um vazamento de gás. A mãe das crianças estava no trabalho.

Um pedaço de destroços de um avião foi encontrado no Oceano Índico hoje, levando a especulações de que seria do voo MH370 da MALAYSIA AIRLINES, desaparecido desde março do ano passado. A peça de dois metros meio destruída, com ferrugens e buracos, parece ser parte da asa de uma aeronave. Ela foi achada em uma praia da ilha francesa de REUNIÃO, que fica a leste de MADAGASCAR, por funcionários da limpeza. "A peça estava coberta de conchas, por isso gostaria de dizer que estava na água por muito tempo", disse uma fonte.

A atual população mundial de 7,3 bilhões de pessoas vai alcançar a marca de 8,5 bilhões até 2030 e de 9,7 bilhões em 2050. Com esse ritmo, o planeta deve chegar a 2100 com 11, 2 bilhões de seres humanos, um crescimento de 53% em relação ao presente. Essas previsões estão no relatório "PERSPECTIVAS DA POPULAÇÃO MUNDIAL: A REVISÃO DE 2015", publicado hoje pela ONU.

2 016    :   -    SEXTA-FEIRA
Está programado para a noite desta sexta-feira o primeiro jantar dos “AMIGOS DO MMDC”. Coloco em minha página do facebook a seguinte mensagem:
MEUS AMIGOS, MINHAS AMIGAS - HOJE ACONTECERÁ O PRIMEIRO JANTAR DOS "AMIGOS DO MMDC" - RESTAURANTE CELEIRO DA FAZENDA, NA AVENIDA LUIZ DUMONT VILLARES, 651, JARDIM SÃO PAULO - PRÓXIMO AO SESC SANTANA.
AS ADESÕES ESTÃO SENDO FEITAS PELO FONE 947168050 OU PELO FACEBOOK https//wwwfacebook.com 
VAMOS DISCUTIR GRANDES PROJETOS PARA O FUTURO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
AMPLA LIBERDADE PARA CADA "AMIGOS DO MMDC" EXPOR SEUS PONTOS DE VISTA.
ESTÁ SENDO CRIADO O LIVRO DOS "AMIGOS DO MMDC" ONDE FICARÃO REGISTRADOS OS PARECERES DE CADA UM SOBRE O QUE ACHA A RESPEITO DO FUTURO DA ENTIDADE.
SEJA VOCÊ TAMBÉM UM "AMIGO DO MMDC" E VENHA PARTICIPAR DO NOSSO JANTAR.

Também coloco em meu blog uma publicação da Agência Boa Imprensa, intitulada O SILÊNCIO DO PAPA, escrita por ROBERTO DE MATTEI.
Meu blog tem hoje mais de dois milhões e trinta mil aberturas, numa média superior a um mil visualizações diárias.

Estava combinado com a MARINEI que ela viria me buscar às 13 horas. Acontece que o CABO PM WANDER, seu marido, tem o carro avariado e ela vai socorrê-lo. Isso faz com que atrasemos no nosso compromisso de fazer o expediente no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Vamos atender várias pessoas: um casal que teve parentes na revolução de 32, e que são também parentes do menino ANTÔNIO DA ROCHA MARMO (18 DE OUTUBRO DE 1918 – 21 DE DEZEMBRO DE 1930.
Um cineasta conversa longamente conosco nesta tarde. Tem parentes que participaram da revolução de 1932 e quer homenageá-los.
Passam das 17 horas quando deixamos o Obelisco e vamos para o jantar na zona norte. O trânsito está muito ruim. Mas chegamos antes de todos os outros convidados no CELEIRO DA FAZENDA, Avenida LUIZ DUMONT VILLARES, 651 – JARDIM SÃO PAULO, próximo ao SESC SANTANA.
O FERNANDO MORENO, coordenador do 1º jantar dos “AMIGOS DO MMDC”, chega logo em seguida. 
Participam do primeiro jantar: Professor RODRIGO GUTENBERG, Engenheira Agrônoma PAULA OLIVEIRA, TENENTE-CORONEL PM ARMANDO SILVA MOREIRA, Comandante do Exército Constitucionalista ELZA D´AMBRÓSIO BUSATO, MARIA CECÍLIA CALTABIANO PRADO DE ALMEIDA, Presidente da Diretoria Executiva do Núcleo MMDC-TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO “TENENTE HORÁCIO RAMALHO ANTÔNIO CARLOS LUZ MAGALHÃES, Presidente da Comissão de Outorgas do Núcleo MMDC-TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO “TENENTE HORÁCIO RAMALHO  SÍLVIA REGINA GROMETTI LUZ MAGALHÃES, Presidente da COMISSÃO DE EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC SIDNEI LOBO PEDROSO (foi o coordenador do Primeiro Júri Simulado do Caso MMDC-32 no TJSP em 8 de julho de 2016).
Num ambiente descontraído, em conversas sadias e de alto valor cívico, vamos planejar muita coisa para o futuro do MMDC. Marcamos, inclusive, reunião da Diretoria Executiva e de Presidentes de Comissões e de Núcleos para o dia 19 de agosto. O jantar vai terminar depois das 23 horas.
MARINEI vai me levar até GUARULHOS. Passe pela passarela do SHOPPING INTERNACIONAL a fim de pegar seu filho GABRIEL, que estava nos esperando.
Mensagem de RENATA NOBRE RIBEIRO DA LUZ
Querido amigo
Tive que ir ao Detran hoje, sexta, saì de casa às 10 para as 4 horas e cheguei là somente às 6 horas. Demorou 2 horas aqui de Interlagos até o Detran, uma reta sò. Tudo parado !!
Fiz rapidamente o que precisava fazer  là, e voltei pra casa apressada para me arrumar para o jantar. e, imagine, são 8:10 horas e cheguei sò agora... estou acabando de chegar. Demorei quase duas horas de novo !  e vi enquanto vinha, que a rota que deveria pegar pra ir ao restaurante estava toda parada !! Se eu sair agora chegarei às 10 horas! Não sei se é por causa do dia dos Pais e todo mundo resolveu viajar para visitar os pais,  combinado com o fim das férias, sei là .... O transito nunca esteve tão horrivel. Estou desolada, sinto tanto não poder comparecer . Mas a contribuição de 100 reais desse jantar està comigo e entregarei para a secretaria do MMDC. 
Quando poderei encontra-lo para pegar o diploma e por a conversa em dia ?
Um abraço 
renata nobre r da luz
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
Em cerimônia carregada de emoção, familiares do desembargador Álvaro Lazzarini participaram na sexta-feira (29) da 1ª edição da MEDALHA MÉRITO DO ESTADO MAIOR “DESEMBARGADOR ÁLVARO LAZZARINI”, que leva o nome do ex-tenente da PM e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, falecido em 2014. A solenidade de entrega da honraria foi realizada no Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) em conjunto com a sessão solene em homenagem ao 85º aniversário do Estado-Maior da PM. O desembargador Alexandre Alves Lazzarini foi o primeiro a receber a comenda, em nome de seu pai, agraciado postumamente.
Álvaro Lazzarini nasceu em 1936 na cidade de Jundiaí. Ainda jovem mudou-se para São Paulo para participar do curso de formação de oficiais, que completou em 1957. Após terminar o bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, conquistou o ingresso na Magistratura em 1965 e deixou a PM quando ocupava o posto de 1º tenente. No TJSP teve carreira de destaque, chegando a ser eleito vice-presidente entre 1998 e 2001. Na esfera federal, foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no biênio 2004/2005.
Durante a leitura de seu currículo, foi ressaltado que "Álvaro Lazzarini ofereceu à posteridade um legado que orgulha seus filhos, seus netos, toda a sua família. Orgulha a Polícia Militar, orgulha o Tribunal de Justiça, pois o seu perfil é digno de ser indicado com o padrão para as novas gerações de magistrados. Orgulha Jundiaí, sua terra natal, que sempre o considerou e reconheceu neles um de seus maiores filhos".
Ao fazer uso da palavra, Alexandre Lazzarini contou que chorou quando ouviu a execução da Canção da Polícia Militar minutos antes. "Vi neste momento meu pai, vi minha mãe, falecida em 2003. Quem conhecia minha mãe sabe que quando acompanhava meu pai em eventos da Polícia e, em especial nas cerimônias no Barro Branco, no momento em que se entoava a Canção da PM procuravam quem estava cantando e encontravam minha mãe soprano”, relatou o desembargador. Ele falou também sobre os ensinamentos que Álvaro Lazzarini passou como pai e profissional.
A mesa de honra foi composta pelo secretário adjunto da Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, representando o governador Geraldo Alckmin; o deputado estadual Álvaro Batista Camilo; o comandante interino da PM, coronel Francisco Alberto Alves Mesquita; o subcomandante interino, Audi Anastácio Félix. Foram unânimes em enaltecer o" eterno oficial Álvaro Lazzarini ". Eles contaram momentos de aprendizado com o mestre e doutrinador, respeitado e admirado pelos integrantes da Polícia Militar.
Também estiveram presentes a viúva do homenageado, Marta Lazzarini; o genro Jerry Carolla; a esposa de Alexandre, Virginia Lazzarini; demais integrantes da Polícia Militar e autoridades civis e militares.
De acordo com a PM, a Medalha Mérito do Estado-Maior" Desembargador Álvaro Lazzarini " tem como objetivo galardoar personalidades civis e militares, bem como instituições públicas e privadas, que tenham contribuído para a produção de estudos institucionais de relevância na área de segurança pública, bem como nas várias áreas de gestão de Polícia Militar, cooperando, desta forma com os objetivos do Estado-Maior da PM do Estado de São Paulo.
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / KS (fotos) imprensatj@tjsp.jus.br

Um dia antes de oficializar MARLENE CAMPOS MACHADO como sua vice, o candidato do PRB à Prefeitura de SÃO PAULO, CELSO RUSSOMANO, manteve larga vantagem sobre o segundo colocado na corrida eleitoral na capital paulista. Segundo pesquisa IBOPE, divulgada hoje, RUSSOMANO tem 29% das intenções de voto, 19 pontos à frente da senadora MARTA SUPLICY, citada como a preferida por 10% dos eleitores entrevistados.
Empatada tecnicamente com a peemedebista está a deputada federal LUIZ ERUNDINA, que tem 8% das intenções de voto, o prefeito FERNANDO HADDAD e o empresário JOÃO DORIA, ambos com 7%. A sondagem foi feita entre os dias 23 e 26 deste mês a pedido do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região.
Na comparação com o primeiro levantamento do IBOPE, também contratado pelo sindicato, no  dia 21 de junho, RUSSOMANO cresceu dentro da margem de erro e foi de 26% para 29%. MARTA, ERUNDINA e HADDAD mantiveram suas intenções de voto, apesar de a primeira ter ganhado as manchetes justamente no período pesquisado por ter anunciado um desafeto, o vereador ANDREA MATARAZZO, como seu vice. DORIA oscilou um ponto para cima no período de pouco mais de 30 dias.
Em um cenário sem RUSSOMANO, que ainda pode ser impedido pelo Supremo Tribunal Federal de se candidatar, MARTA tomaria a dianteira com 18%, seguida de ERUNDINA e DÓRIA. O deputado pode tornar-se ficha suja se for condenado por peculato – ele manteve uma funcionária fantasma em seu gabinete. A previsão é que o julgamento ocorra na volta do recesso dos ministros.

Assim como o prefeito RUDOLPH GIULIANI ficou famoso ao implantar em NOVA YORK, nos ESTADOS UNIDOS, uma política de “tolerância zero” contra criminosos, o que diminuiu sensivelmente as taxas de criminalidade da cidade, o deputado MAJOR OLÍMPIO propõe a mesma conduta em SÃO PAULO na sua campanha pela Prefeitura.
“Esse é o mote principal”, disse. “É o respeito ao dinheiro público, uma gestão de austeridade. Não ser complacente com os pequenos delitos para não ser conivente com os grandes crimes”.
OLÍMPIO costuma dar um exemplo para ilustrar sua teoria: “Se a janela da sua casa estiver quebrada, vão pichar, invadir”, disse. “É uma questão de permissividade. Já se estiver pintadinha, cuidada, vão respeitar”.
O candidato do SOLIDARIEDADE disse que a mesma teoria vale para a Prefeitura de SÃO PAULO. “Para tirar um licenciamento, a pessoa leva cinco anos na fila”, explicou. “Já se pagar propina, tudo se resolve rapidamente”.
OLÍMPIO contou que a ideia da candidatura a prefeito surgiu no dia em que ele se manifestou contra a posse do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA no ministério da presidente DILMA.
“Gritei VERGONHA e aquilo teve grande repercussão”, relembrou. “Muita gente veio me dizer que, com aquilo, se sentiu representada e ali, sem que eu percebesse, nasceu minha candidatura a prefeito”.
Além do choque de austeridade, com tolerância zero, OLÍMPIO disse que pretende fazer “coisas simples”, como por exemplo seguir o que está estabelecido no plano diretor. “É simples, mas isso não se faz. O atual prefeito, por exemplo, não cumpre o que está ali”.
Com relação à segurança, sua principal área de atuação, o deputado promete medidas eficazes como melhorar a iluminação pública. “Além disso, vou tirar os guardas civis metropolitanos de funções como multar carros e motos para colocá-los fazendo policiamento das ruas. Vou instaurar a figura do xerife da cidade”.     

A Polícia Civil prendeu, ontem à noite, dois dos envolvidos na tentativa de latrocínio contra um policial militar. O PM ARTUR MENESES DOS SANTOS, de 33 anos, foi atingido por sete tiros na região da cabeça e pescoço, ombro, costas e braço direito. Ele passou por cirurgia e permanece internado em estado grave. O agente estava dentro do carro conversando com uma amiga, em OSASCO, na GRANDE SÃO PAULO, quando foi rendido pelos assaltantes. WILLIAN NASCIMENTO DA CRUZ, o “PEU”, e o comparsa CARLOS ALBERTO CANUTO, o “BETO PERNINHA”, ambos de 33 anos, foram detidos por agentes do DEIC na comunidade JARDIM D´ABRIL, na divisa com OSASCO, e confessaram o crime. Com eles a polícia também apreendeu uma das provas do crime, a pistola calibre 380 roubada do PM, além de um revólver calibre 38, de ondem partiram os disparos iniciais.

O serviço de inteligência da Polícia Militar prendeu, na noite de quinta-feira, o libanês FADI HASSAN BABHA, de 42 anos, em CAIEIRAS, na GRANDE SÃO PAULO. Ele foi autuado por falsidade ideológica, já que usava documentos falsos, mas já era procurado por envolvimento com o grupo extremistas islâmico HEZBOLLAH, do seu país de origem.
Movimento de resistência paramilitar ao governo do LÍBANO, a organização é considerada terrorista por países como ESTADOS UNIDOS.
O acusado contou que, por dois anos, serviu as forças do HEZBOLLAH, onde aprendeu a manusear armas e bombas. “Eu conversei com ele diretamente, ele falou para mim que ele tem um conhecimento, ele ficou dois anos servindo as forças especiais do HEZBOLLAH no LÍBANO. Ele teve um vasto conhecimento de armamento e de material explosivo”, afirmou o SARGENTO PM GERALDO CASTRO.
Durante dois dias, os policiais do serviço reservado monitoraram FADI, que estava foragido da Justiça desde 2013 e era procurado pela INTERPOL por tráfico internacional de drogas. Desde então as autoridades tentam capturá-lo e expulsá-lo do BRASIL.
Em 2013, FADI e outros compatriotas foram acusados de fundar uma nova rota para o envio de cocaína para a EUROPA e ORIENTE MÉDIO. Aos PMs, na quinta-feira, ele disse que não vende mais entorpecentes.
Em sua residência, onde foi capturado, não havia armas e drogas. Os policiais encontraram documentos falsificados. Foi apreendido um computador, que será periciado. As investigações apontam que FADI mantinha contato, por meio das redes sociais, com pessoas ligadas ao grupo xiita.

A Justiça Federal do DISTRITO FEDERAL aceitou denúncia contra o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA por obstrução às investigações da OPERAÇÃO LAVA JATO. Com isso, LULA passa a ser considerado réu do processo. A decisão foi tomada pelo juiz federal RICARDO AUGUSTO SOARES LEITE.
Ele também decidiu processar o ex-senador DELCÍDIO AMARAL, o banqueiro ANDRÉ ESTEVES, o pecuarista JOSÉ CARLOS BUMLAI, o advogado ÉDSON RIBEIRO, e DIOGO FERREIRA, ex-assessor de DELCÍDIO.
Em 21 de julho, a Procuradoria da República no DF reiterou denúncia contra os acusados pelos crimes de organização criminosa, exploração de prestígio e patrocínio infiel.
A primeira denúncia foi feita em dezembro pelo procurador-geral da República, RODRIGO JANOT, quando o caso ainda tramitava no Supremo Tribunal Federal. Um aditamento posterior incluiu LULA entre os denunciados. Com a cassação do mandato do senador DELCÍDIO em maio deste ano, ele perdeu o foro privilegiado e a investigação foi enviada para a Justiça Federal de BRASÍLIA.
Numa das diligências, a Procuradoria-Geral da República pediu danos bancários que comprovassem as movimentações dos BUMLAI com vista a barrar a delação do ex-diretor da PETROBRÁS, NESTOR CERVERÓ. As provas corroboraram as acusações e foram incluídas na reiteração da denúncia. Todo o material é mantido sob sigilo.
Em delação premiada, DELCÍDIO acusou LULA de participação na tentativa frustrada de derrubada da delação de  CERVERÓ. Segundo o delator, o ex-presidente agiu paa que a família BUMLAI interferisse – inclusive financeiramente – nos rumos da colaboração.
DELCÍDIO disse ter procurado o filho do empresário, MAURÍCIO BUMLAI,  e obtido repasses em dinheiro vivo. O próprio senador disse ter dado 50 mil reais ao advogado de CERVERÓ, EDSON FERREIRA. Os dados bancários mostram uma movimentação financeira pouco antes dos repasses em dinheiro vivo, conforme a denúncia, e reforçam a participação do grupo na atividade criminosa. ANDRÉ ESTEVES, do BANCO BTG, fez o mesmo a partir de uma outra ofensiva de DELCÍDIO. O caso levou à prisão do ex-pestista em novembro do ano passado. Ele foi solto em fevereiro após virar delator.
O crime de constituição de organização criminosa tem pena prevista de três a oito anos de prisão. Exploração de prestígio com o fim de influenciar uma testemunha leva a reclusão de um a cinco anos. Patrocínio infiel, quando um advogado prejudica os interesses do cliente, é punido com detenção de seis meses a três anos.                https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

2 017   :     -   SÁBADO.
Posso trabalhar sossegadamente no computador. Em casa, vê-se os preparativos para as comemorações dos aniversários já transcorridos em 25 de julho, quando o PAULO CÉSAR completou 37 anos e o seu filho, IAGO, 15 anos. A festa será na casa do NELSON e SORAYA. LUCINDA fica encarregada de custear o bolo.
Numa noite fria, mas com muito calor humano, vai se comemorar os aniversários do PAULO CÉSAR e IAGO. Na casa do NELSON e SORAYA vamos ficar uma boa parte desta noite.

A revista ÉPOCA desta semana traz, com exclusividade, informações sobre o esquema de corrupção realizado entre os empresários da JBS e os políticos de todo o país em quase dez anos.
A reportagem teve acesso a documentos dos delatores e, segundo revela, existem “planilhões de propina – da eleição municipal de 2006 a eleição presidencial de 2014, comprovantes bancários, notas fiscais frias e contratos fraudulentos”. Além disso, existem depósitos em contas secretas no exterior.
Segundo a revista, os pagamentos ilícitos feitos pela JBS a políticos atinge uma escala que nem mesmo a ODEBRECHT conseguiu. Entre 2006 a 2017, a contabilidade da propina da JBS – e outras empresas dos irmãos JOESLEY e WESLEY BATISTA – a políticos chega a 1,1 bilhão de reais. Desse total, R$301 mil ocorreram em dinheiro vivo e R$395 mil por meio de empresas indicadas por políticos.
Na campanha de 2010, foram apontados pagamentos fraudulentos a empresas indicadas por TEMER durante a campanha presidencial,  na mesma campanha, a JBS teria repassado dinheiro ilicitamente para empresas apontadas pelo tucano JOSÉ SERRA. Já nas eleições de 2014, os irmãos BATISTA colocaram quase 600 milhões de reais em campanha, sendo que R$433 milhões foram doações oficiais, R$145 milhões entre pagamentos a empresas indicadas por políticos e dinheiro vivo – isso com a LAVA JATO já realizada.
Ainda segundo registros da empresa, houve um salto de 4.900 % nos gastos com corrupção, ou seja, de R$12,5 milhões em 2006, ano da reeleição de LULA, para R$617 milhões em 2014, na reeleição de DILMA. Em 2006, a JBS pagou propina para políticos de 11 partidos em 6 estados, mas, em 2014, integrantes de 27 partidos de todos os estados foram beneficiados pelos esquemas corruptos.
Manobras ilícitas foram apontadas pela reportagem. O grande destaque são casos inéditos de propinas, até então desconhecidas: como a propina de um milhão de dólares paga a ANTÔNIO PALOCCI, em 2010, através de uma conta nos EUA. Além disso, foram descobertos pagamentos em dinheiro realizados ao presidente do Senado, EUNÍCIO OLIVEIRA.
Ministros de TEMER também foram apontados na reportagem, como BRUNO ARAÚJO, GILBERTO KASSAB, HELDER BARBALHO e MARCOS PEREIRA. KASSAB, por exemplo, foi beneficiado com propinas de 18 milhões de reais até 1016.

Depois de perder a direção de seu PEUGEOT e atropelar cinco pessoas na RUA AUGUSTA, região central, nesta manhã, o estudante de engenharia PAULO CÉSAR NEGRI, de 23 anos, foi indiciado por lesão corporal culposa e embriaguez ao volante.
De acordo com o delegado ROGÉRIO NADER, do 78º DP (JARDINS), o exame de bafômetro constatou que NEGRI tinha 0,76mg/litro de ar, mais do que o dobro do permitido. Mesmo assim, a autoridade estabeleceu uma fiança de cinco mil reais para que o jovem fosse liberado.
Das cinco vítimas do atropelamento, que aconteceu às 5:30 horas, duas estavam em estado grave até esta noite. Uma delas, estava com risco de perder o braço, segundo depoimento de sua mãe, VITALINA LURDES DE LEITE SOUZA.
Imagens de uma câmera de segurança gravaram o momento do atropelamento. O Vídeo mostra o PEUGEOT preto subindo a RUA AUGUSTA em alta velocidade, derrapando e invadindo a calçada. O atropelamento ocorreu no cruzamento com a RUA MATIAS AIRES, em frente a uma concessionária de veículos.

Um dia depois do afastamento do volante FELIPE MELO, o PALMEIRAS venceu, sem dificuldades, o AVAÍ, por 2 a 0, no ALLIANZ PARQUE, e entrou no G4 do Campeonato Brasileiro. Gols de DEYVERSON e DUDU.
Nem mesmo o mais sádico e talentoso roteirista de cinema poderia prever a forma como o SÃO PAULO conquistaria sua primeira vitória fora de casa neste Campeonato Brasileiro. Em uma partida de sete gols, duas viradas, frango de RENAN RIBEIRO, três gols de estreantes e um pênalti perdido, o TRICOLOR bateu o BOTAFOGO, no ENGENHÃO, por 4 a 3 e, enfim, saiu da zona de rebaixamento do campeonato.

A 17ª rodada do BRASILEIRÃO ficou marcada por uma tragédia na família do técnico ABEL BRAGA. No final da manhã, JOÃO PEDRO BRAGA, de 18 anos, filho mais novo do treinador do FLUMINENSE, morreu depois de cair da janela panorâmica do banheiro do apartamento da família, no LEBLON, zona sul do RIO DE JANEIRO. Seu corpo caiu no estacionamento do prédio.    
XXXXXResultado de imagem para mario fonseca ventura

Nenhum comentário: