sábado, 5 de agosto de 2017

RELATÓRIO DO MÊS DE JULHO (10 A 31) DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

Resultado de imagem para revolução constitucionalista 1932

10 DE JULHO DE 2017     :        -         SEGUNDA-FEIRA
Professor JEFFERSON BIAJONE, Presidente do 1º Núcleo de Correspondência de ITAPETININGA, marcou audiência com o Comandante Geral da PMESP nesta manhã, às 11 horas. Traz consigo o CORONEL PM PINTOR, subprefeito daquela cidade. Assim é que saio mais cedo de casa e vou até o Quartel do Comando Geral.
Encontro-me com o CORONEL PM ANTÔNIO VALDIR GONÇALVES, Comandante do CPI-7 (SOROCABA). Vamos ao Salão Nobre do QUARTEL DO COMANDO GERAL. Ali, chega em seguida, o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES e o advogado SIDNEI LOBO PEDROSO. Aguardamos a chegada do BIAJONE e CORONEL PM PINTOR.
Somos recepcionados pelo CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO, Comandante Geral da PMESP, e CORONEL PM MAURO CEZAR DOS SANTOS RICCIARELLI, Sub Comandante Geral. Também participa do nosso encontro o Chefe de Gabinete do Cmt Geral, CORONEL PM FRANCISCO BATISTA LEOPOLDO JÚNIOR.
Vamos ter uma verdadeira aula de história nesta manhã. Cada um de nós conta alguma coisa sobre o Movimento Constitucionalista de 1932 e o advogado SIDNEI filma nossa conversa de 31 minutos. É entregue ao Cmt Geral um diploma alusivo ao ato da inauguração do Monumento aos Gaviões de Penacho, ocorrido em 1º de julho, bem como um exemplar do CRUZES PAULISTAS, reeditado neste ano pelo esforço hercúleo do BIAJONE.
Almoçamos com o Cmt Geral, Sub Cmt PM, Chefe de Gabinete. As nossas conversas sobre 32 continuam. Até 14 horas estamos no QCG.
Depois, com as despedidas do CORONEL PM MENDES e SIDNEI LOBO PEDROSO, vamos ao COMANDO SUDESTE para uma audiência com o GENERAL DE EXÉRCITO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS.
Somos atendidos pelo seu Chefe de Gabinete, CORONEL MOURA. O GENERAL CAMPOS recebe também um exemplar do livro CRUZES PAULISTAS e um Diploma alusivo ao ato da inauguração do monumento aos GAVIÕES DE PENACHO. Conhece o general, a fundo, os meandros do Movimento Constitucionalista de 1932.
Deixamos o COMANDO SUDESTE depois das 17 horas. A viatura que conduz o CORONEL PM PINTOR e o Professor BIAJONE deixa-me na ARMÊNIA. Cansado, mas contente pelo muito que produzimos nesta segunda-feira, retorno a GUARULHOS.    

11 DE JULHO DE 2017 – TERÇA-FEIRA
No período da tarde estou no MUSEU MILITAR. Nesta semana está dispensada nossa secretária MARINEI CHALUB. O GABRIEL fica em seu lugar e desempenha bem os trabalhos necessários nesta segunda-feira. Tinha combinado com o SIDNEI LOBO PEDROSO ir até a Distrital TATUAPÉ nesta noite, onde será comemorado o 85º Aniversário da Revolução Constitucionalista. Mas, recebo um aviso, via celular, que ele está impossibilitado de comparecer a este evento. 
O coordenador do evento, WÁLTER CORRITO PEREZ vem me buscar no MUSEU quando já passam das 18 horas. Antes do início da solenidade já estamos no prédio da DISTRITAL TATUAPÉ, da Associação Comercial.
A Associação Comercial de São paulo - Distrital Tatuapé, realizou no dia 11 de Julho, em sua sede, a Solenidade em Homenagem a Revolução Constitucionalista de 1.932.
Esse evento foi realizado em parceria com o Conselho Cívico e Cultural da Distrital Tatuapé, na pessoa do Coordenador Sr. Walter Corrito Perez e da Vice Coordenadora Sra. Edna Contente Catarino com total apoio do Diretor Superintendente - José de Paiva. Com o objetivo principal de homenagear a História de Revolução Constitucionalista de 1.932 e resgatar a cidadania nas escolas, e para essa concretização, a ACSP contou com a presença de um ilustre Padrinho e do apoio das escolas e alunos que desenvolveram redação sobre o tema e foram homenageados com troféu e medalha com o símbolo do M.M.D.C.
ILUSTRE PADRINHO - CORONEL MARIO FONSECA VENTURA – CORONEL DA PM E PRESIDENTE DA SOCIEDADE DOS VETERANOS DE 32 – MMDC –MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32.
A SOLENIDADE CONTOU COM A PRESENÇA DE VÁRIAS AUTORIDADES DA REGIÃO ENTRE ELAS:
PREFEITO REGIONAL DO ARICANDUVA / VILA FORMOSA E CARRÃO – LUIZ CARLOS FRIGERIO, REPRESENTADO PELO SR. CARLINHOS PIZANELI – ASSESSOR DE IMPRENSA;
VEREADOR ANTONIO DE PAIVA MONTEIRO FILHO – RESPRESENTADO PELO SR. CORINTO BALDOINO P. E COSTA;
PRESIDENTE DA SOCIEDADE AMIGOS DE VILA FORMOSA - SILVIA INÊS MACHADO;
PAULO AGUIAR – VICE DIRETOR SUPERINTENDENTE – DISTRITAL PENHA REPRESENTANDO O DIRETOR SUPERINTENDENTE – ROBERTO JOSÉ KORSAKAS;
VICE COORDENADORA DO CME DISTRITAL PENHA – VANIA APARECIDA T. DE AGUIAR;
CONSEG TATUAPÉ - 30º DP - PRESIDENTE INEZ MARTARELLI SIMÃO, CONSEG VILA CARRÃO 31º DP – PRESIDENTE REGINA FALCETTA LAPEREUTA;
ADOLFO B. SAVELLI – COORDENADOR GERAL DA COMISSÃO CÍVICA DA ACSP REPRESENTADO PELOS CONSELHEIROS SRS.: HELIODORO DE SÁ E ADIR VIRGÍLIO;
DIRETORES (A), CONSELHEIROS (AS), DA DISTRITAL TATUAPÉ, ENTRE OUTROS.
COLEGÍOS/ALUNOS HOMENAGEADOS:
COLÉGIO LUMIÉRE
DIRETORES (AS): MARCIO PALUMBO / MARCOS PALUMBO / HERNANDES SOUZA / ISILDA DAS NEVES PALUMBO / KARIN ITRI PALUMBO
ALUNO HOMENAGEADO - JULIANO DE LIMA CUNHA
COLÉGIO PROJEÇÃO – EDUCAÇÃO INFANTIL, BERÇÁRIO, FUNDAMENTAL I E II
DIRETORA: NELI APARECIDA, FOI REPRESENTADA PELA PROFª ADRIANA MASSON
ALUNA HOMENAGEADA – ISABELA PORTELLA
ESPAÇO MUSICAL VIVA ARTE
DIRETORAS: UNIDADE I - LÉIA MARIA GALIONI GRECHI CRUZ
UNIDADE II - CLÉIA FABIANA DE GODOI NARDELLA
ALUNO HOMENAGEADO – LUCAS DONINI VINAGRE
KINDY ESCOLA AMERICANA
DIRETORA: VIVIANE LIGABUE
ALUNO – VITOR ALEXANDRE LEAL SILVA
Após as homenagens foi oferecido um delicioso coquetel a todos lá presentes
Deixo o local, passando das 21 horas, com o HELIODORO PEREIRA DE SÁ e ADIR VIRGÍLIO. Eles me deixam no TERMINAL NORTE ARMÊNIA. Regresso a GUARULHOS, já bem tarde da noite.



12 DE JULHO DE 2017 – QUARTA-FEIRA         
Por solicitação do MAGALHÃES, presidente do NÚCLEO MMDC-TCESP “TENENTE HORÁCIO  RAMALHO”, por volta das 8:30 horas estou chegando no Tribunal de Contas. MAGALHÃES leva-me para conhecer o cérebro informático daquela Casa. Extraordinário !!!!
TCESP homenageia combatentes da Revolução de 1932 durante sessão
O Tribunal de Contas de São Paulo homenageou os combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932 durante sessão no plenário da Casa. No último domingo, o Estado celebrou o 85º aniversário da guerra civil, iniciada quando os paulistas pegaram em armas para defender a criação de uma nova Constituição no país.
“A data é motivo de orgulho porque nosso Estado, embora tenha sido derrotado pelas tropas federais, manteve-se fiel aos valores democráticos, contribuindo de maneira decisiva para a formação da consciência cívica brasileira”, disse o presidente do TCESP, Sidney Beraldo.
Os desentendimentos entre paulistas e o governo central começaram depois que o então presidente Getúlio Vargas fechou o Congresso Nacional, anulou a Constituição de 1891 e substituiu diversos governadores por interventores.
O estopim da guerra, entretanto, foram as mortes dos estudantes Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo. Assassinados no dia 23 de maio, durante conflito com militares após participarem de uma manifestação contra o presidente, os jovens se transformaram em mártires dos constitucionalistas e deram origem à sigla MMDC _um dos maiores símbolos da revolução.
O descontentamento em relação ao poder central uniu civis e militares e teve grande apoio popular no Estado. Segundo historiadores, enquanto homens iam para o campo de batalha, mulheres e crianças desempenhavam funções na retaguarda. Em um episódio marcante, paulistanas encarregadas da confecção de uniformes bordaram mensagens de encorajamento aos soldados nas peças que produziram.
Em outra demonstração de comprometimento, os comandantes da revolução, mesmo depois de derrotados, fizeram questão de prestar contas ao Tesouro sobre os recursos doados pela população paulista para os esforços de guerra.
O coronel da Polícia Militar Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, participou da solenidade. “A democracia conquistada foi o sentido nacional da revolução. A derrota é comemorada porque vencemos a ditadura. Hoje já temos 60 núcleos da sociedade constituídos pelo Brasil para preservar a história do país”, declarou Ventura.
Também esteve presente Antonio Carlos Luz Magalhães, presidente do núcleo da sociedade dentro do tribunal. Criado no ano passado, o grupo do TCESP pretende contribuir para manter a memória da guerra. “É importante manter os valores da defesa da democracia, bem como preservar a memória dos combatentes vivos, símbolos da revolução”, disse Magalhães, que no último domingo participou do desfile comemorativo de 9 de julho ao lado de outros funcionários do tribunal.
A parada aconteceu em frente ao Mausoléu do Obelisco Heróis de 32, no Ibirapuera, zona sul da capital, onde estão os restos mortais dos quatro estudantes e dos soldados que participaram do confronto.
“Hoje restam apenas 18 combatentes vivos. O mais novo deles tem 103 anos. Por isso, preservar a história é um dever de todos nós”, ressaltou o presidente do TCESP.
A nova Constituição brasileira foi promulgada em 1934, dois anos depois de encerrada a guerra.
Deixando o TCESP, vou almoçar com vários conhecidos na AOMESP. Depois, vou para o MUSEU MILITAR.
Com a presença da doutora LARISSA TORQUETTO TEIXEIRA criamos o 61º NÚCLEO da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Após sérias discussões quanto ao nome do nóvel ramo da frondosa árvore MMDC, ficou decidido que se chamará NÚCLEO MMDC “9 DE JULHO”. Nomeio a doutora LARISSA TORQUETTO TEIXEIRA para ser a presidente. Caberá a ela escolher, agora, os componentes de sua diretoria.
ATA DA REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DO NÚCLEO “MMDC – 9 DE JULHO” EM 12 DE JULHO DE 2017, NA SEDE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC – RUA DOUTOR JORGE MIRANDA, 308, LUZ , SÃO PAULO/SP
          Aos doze dias do mês de Julho de 2017, na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC Rua Doutor Jorge Miranda, 308, Luz, São Paulo/SP, realizou-se a primeira reunião ordinária do Núcleo “MMDC – 9 DE JULHO”, presidindo a reunião o CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA, presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC, que cumprimentou os participantes da reunião que irão participar desse núcleo.
Para secretariar a presente reunião o Senhor Presidente nomeou o Cabo PM Samuel Pessoa da Silva.
O presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC ressaltou a importância da criação do Núcleo MMDC-9 DE JULHO a fim de promover a integridade dos jovens que deverão enaltecer a Epopéia de 32, cujo movimento tinha por finalidade a reconstitucionalização do País, uma vez que a Carta Magna tinha sido rasgada pela Ditadura VARGAS.  
Para Presidente do Núcleo MMDC-9 DE JULHO nomeia a Doutora Larissa Torquetto Teixeira.
          Caberá á presidente nomear os demais integrantes do Núcleo e formular o regimento interno do núcleo, baseado no estatuto da Sociedade Veteranos de 32 MMDC, com a composição dos cargos.
O Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC frisou a importância de divulgar a existência do Núcleo e estender o convite aos jovens que se identifiquem com os Ideais desse Núcleo, principalmente na região do Grande ABC, no intuito de ampliar as finalidades estatutárias da Associação.
Completada a finalidade desta reunião ordinária, o Senhor Presidente do Núcleo “MMDC-9 DE JULHO” agradeceu a presença de todos e declarou encerrada a sessão, por volta das 17:00 horas. E, para constar o secretario digitou a presente ata que depois de lida e aceita vai assinada pelo Senhor Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC Senhor Coronel PM Mario Fonseca Ventura e pela Presidente do Núcleo MMDC- 9 DE JULHO, ora empossada, Doutora Larissa Torquetto Teixeira.
                     __________________________________________
Cel PM Mario Fonseca Ventura
Presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC
_____________________________________
Larissa Torquetto Teixeira
Doutora Presidente de Núcleo
 ____________________________________
Samuel Pessoa da Silva
Cb PM Secretário
Após inúmeros acertos quanto a futuros compromissos, como é o caso da solenidade de amanhã no OBELISCO, por volta das 16:30 horas, regresso  a GUARULHOS, embarcando num ônibus COCAIA, na ARMÊNIA. Não tenho nesta semana o meu anjo da guarda, que está dispensado.
Em casa, nesta noite, recebo vários telefonemas de associados que possibilitam corrigir arestas da Sociedade que necessitam de acertos. Por outro lado, no facebook, mantenho contato com muita gente, virtualmente.


13 DE JULHO DE 2017 – QUINTA-FEIRA
Após a solenidade, uma viatura vai me levar até o MUSEU MILITAR. Vamos encontrar a MARINEI e o GABRIEL atrapalhados com os diplomas de vários lugares onde serão realizadas cerimônias de entrega de medalhas. MARINEI precisa confeccionar os diplomas da medalha CONSTITUCIONALISTA para o 9 de julho e também os diplomas do COLAR DA VITÓRIA, para o dia 7. Teremos agora um final de semana com eventos em ITAPETININGA, no sábado e na ESCOLA SUPERIOR DE SARGENTOS, no domingo, quando acontecerá o último ensaio do EXÉRCITO INFANTO JUVENIL “ALDO CHIORATTO” para a abertura da PARADA CÍVICO MILITAR DE 9 DE JULHO.
MARINEI leva-me para GUARULHOS por volta das 16 horas. Ela está desgastada com inúmeros afazeres que se acumularam neste final de mês.      À tarde, no MUSEU MILITAR, combino minha ida para SANTOS na segunda-feira, a fim de presidir uma solenidade de entrega de medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC no 2º BAEP.
Chegam os diplomas das medalhas que serão entregues no dia 20 de julho em CATANDUVA (Núcleo da Sociedade existente no 30º BPMI). Assino-os e agora serão levados ao Conselho de Honrarias e Mérito, no Palácio do Governo.
Recebo um telefonema do SÉRGIO MIRANDA. Ele comunica que conversou com o TENENTE-CORONEL PM que está comandando o batalhão de MOGI e confirmou que em breve teremos um núcleo em MOGI  DAS CRUZES.
Aguardo a chegada da MARINEI (dispensada nesta semana) para irmos visitar o WILLIAM MASCARENHAS na residência da TELMA. Tenho também um evento no OBELISCO, proporcionado pelo NÚCLEO MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”. Acontece que o trânsito em SPAULO está muito ruim e, além disso, ela cai num bloqueio feito pela PM, onde perde um bom tempo. Chega por volta das 18 horas.
A TELMA reside no JARDIM ANÁLIA FRANCO, na Rua CORONEL IRINEU DE CASTRO, 397, APARTAMENTO 2, no TATUAPÉ. Encontramos o WILLIAM MASCARENHAS se recuperando do infarto sofrido no dia 9 de Julho e da colocação de um stent. Sofre do ácido úrico, com os pés inchados. Conta ele tudo que aconteceu naquela tarde, na Assembleia Legislativa, onde estávamos comemorando os 85 anos da Revolução Constitucionalista.
Faço um contato com o RODRIGO GUTENBERG, no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Peço para que ele conduza os trabalhos dessa solenidade, pois já são 19:30 horas e estamos tomando café com o WILLIAM e a TELMA.
Já são mais de 20 horas, quando despedimo-nos do casal. MARINEI e GABRIEL vão me levar até em casa, em GUARULHOS.
 RODRIGO, que presidiu o evento no OBELISCO, relata o seguinte:
Dileto Coronel Mario Ventura, 
Rapidamente narrarei como ocorreu o evento do Núcleo MMDC Norte - "General Euclydes Figueiredo". 
Acompanhado do Cb Rogério Lima, membro da banda de clarim do Regimento de Polícia Montada, chego ao Mausoléu por volta das 17:45 h. Marcelo Covatz já está no local desde às 15:30 e havia me relatado sobre falta de energia elétrica no Mausoléu, porém, quando cheguei o problema já havia sido sanado. 
Já estava praticamente tudo pronto, cerimonial, mesa com medalhas e equipamento de som. Bastava esperar chegar os convidados e agraciados. Por volta das 18:50 é chegado o Cel PM Alberto Malfi Sardili, ele cumprimento à todos, sempre cordial, ele vem acompanhar um Al Of que será agraciado, na mesma companhia duas moças. Juntando um grupo de 10 pessoas faço uma breve explanação sobre o Monumento e Mausoléu, caminhando pelos pontos mais importantes. 
Logo, praticamente todos os agraciados chegam com suas respectivas companhias. Atendo o telefonema do senhor e repasso suas mensagens ao coronel Sardili. 
Iniciamos a solenidade por volta das 19:50 e rapidamente são feitas as outorgas dividas em:  31 Medalha MMDC; 2 Medalhas Constitucionalista; 3 Medalha Combatentes de 32; 2 Medalha Governador Pedro e Toledo; 3 Medalha Combatentes de 32 e 3 Moedas Soldado Bento Soares. 
Segue a lista de agraciados por ordem de entrega no evento: 
1.   1 - TEN CEL PM RICARDO VIEIRA PEIXOTO (M. Constitucionalista)
2.   2 - MAJ PM HENGUEL RICARDO PEREIRA (M. Constitucionalista)
3.   3 - Cap PM Robson Mitsuo Munhoz Guenca (MMDC)
4.   4 - Cap PM Francisco Carlos Laroca Júnior (MMDC)
5.   5 - Cap PM Paulo Henrique Coltre
6.   6 - 1 Ten PM Bruno Souza Ribeira (MMDC)
7.   7 - 1 Ten PM Sergio Luiz da Cruz Paim Ignacio (MMDC)
8.   8 - Al Of PM Thales de Oliveira Tasso (MMDC)
9.   9 - Al Of PM Brenda Saori Ribeiro Elias da Silva (MMDC)
10.                    10 - Al Of PM Matheu Gonçalves Roncotto (MMDC)
11.                    11 - Al Of PM Pedro Rangel Silva (MMDC)
12.                    12 - Al Of PM Patrícia Possam Matsuhashi (MMDC)
13.                    13 - Al Of PM Fábio Luiz de Jesus Leme (MMDC)
14.                    14 - Al Of PM André Leores de Oliveira (MMDC)
15.                    15 - Al Of PM Layon José de Souza (MMDC)
16.                    16 - Al Of PM Igor de Almeida e Silva (MMDC)
17.                    17 - Al Of PM Emerson de Oliveira (MMDC)
18.                    18 - Al Of PM Leandro Soares Cembranelli (MMDC)
    19 - Al Of PM Homero Eduardo Bueno Britto (MMDC)
20.                    20 - Sgt PM Claudio Henrique Carchedi (MMDC)
21.                    21 - Sgt PM Tiago Jorge da Silva Santos (MMDC)
22.                    22 - Al Sgt PM Allan Patrick (MMDC)
23.                    23 - Al Sgt PM Felipe Arslanian (MMDC)
24.                    24 - Cb PM  Paulo Roberto de Abreu (MMDC)
25.                    25 - Cb PM Jair Ortiz Esteves (MMDC)
26.                    26 - Cb PM Roberto de Deus Marcondes Junior (MMDC)
27.                    27 - Cb PM Heverton de Almeida Luz (MMDC)
28.                    28 - Cb PM Marcos Portes Vieira (MMDC)
29.                    29 - Cb PMFábio Silva Pugas (MMDC)
30.                    30 - Cb PM Leandro Ricieri Vargari (MMDC)
31.                    31 - Sd PM Michel de Freitas Henrique (MMDC)
32.                    32 - Sd PM Cibele Cristina Teixeira (MMDC)
33.                    33 - Sr. Jefferson Pereira Soares (MMDC)
34.                    34 - Al Of Silvio Rodrigues (Medalha Combatentes de 32)
35.                    35 - Al Of Alex Yamauti (Medalha Combatentes de 32) 
36.                    36- Al Of Marcos Gondran (Medalha Combatentes de 32) 
37.                    37 - Sd PM Joel Maria Leite (Moeda Soldado Bento Soares)
38.                    38 - Sd PM Reginaldo Souza (Moeda Soldado Bento Soares)
39.   Al Of1 PM Luiz Carlos Teodósio (Medalha
40.  Al PM Luiz Carlos Tedósio
41 - Al Of PM Walter  Avado Botelho de Moreas Toledo 
Após aos outorgas, Roberto Tonin, nosso associado, no púlpito, falou sobre a Reencenação Histórica.
Findamos a solenidade com ótima particiapação, enfim... depois eu falo de vc....
Muito obrigado coronel, forte abraço!

15 DE JULHO DE 2017    :       -      SÁBADO
Uma manhã de trabalho no computador. Estou tentando recuperar o tempo perdido por causa dos acontecimentos no MMDC e também porque o computador ficou no conserto durante muitos dias. Para se ter ideia do atraso, somente ontem à noite conseguiu atualizar o dia 1º de julho.
Recebo um email de MARIA HELENA, presidente do NC de JAGUARIÚNA, dizendo que ANA CRISTINA LAZATTI, do Núcleo de JUNDIAÍ, foi operada de um câncer nos intestinos e está em convalescença na UTI. O Professor BIAJONE também nos comunica essa situação triste da ANA.
MARIZETE responde, num telefonema, os cumprimentos que lhe mandei por ocasião de seu aniversário (acontecido em 12 de julho) e me manda um pequeno vídeo da minha bisneta ANA CLARA, que hoje está completando onze meses de vida.
LÍGIA RÚBIO telefona para dizer que WILLIAM MASCARENHAS está novamente no DANTE PAZZANESE. Ele sentiu enjoos pela manhã e foi levado para o pronto socorro pela TELMA. Entro em contato com a TELMA e ela confirma a situação de arritmia do WILLIAM e outras manifestações de rejeição que o corpo está oferecendo. Ele deverá ficar internado.


17 DE JULHO DE 2017      :      SEGUNDA-FEIRA
Vamos começar esta semana com uma viagem até SANTOS. Uma viatura do 2º BAEP vem me buscar às 6:30 horas. Três PMs constituem a sua guarnição.  Com temperatura melhorando à medida que se chega em SANTOS, realizamos uma viagem agradável.
O MAJOR PM REINALDO ALMEIDA é o comandante interino do 2º BAEP recepciona-me no prédio que antes pertenceu ao 6º BPMI. O TENENTE-CORONEL PM OLÍMPIO FERREIRA MAGALHÃES encontra-se de férias e irá passar para a reserva.
O atual comandante do CPI-6 é o CORONEL PM ROGÉRIO SILVA PEDRO, promovido a esse posto por decreto de 20 de abril deste ano. Por efeito de promoção, foi classificado nesse comando de policiamento do interior – SANTOS.
Encontra-se também no quartel onde funciona o CPI e o 2º BAEP o Presidente do Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”, MARCELO COVATS.
O 2º BAEP está completando seu terceiro aniversário. Nos outros dois aniversários, com o TENENTE-CORONEL PM MAGALHÃES, seu primeiro comandante, participamos também dessa data.
São entregues Láureas do Mérito Pessoal e, em seguida, as medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e de seu núcleo MMDC-LESTE.
MEDALHA CONSTITUCIONALISTA
1
1º Ten PM 108359-7 Cristiano Antunes MASSARETTI

1ª CIA
2
1º Ten PM 132414-4 Daniel SERPELONI

3ªCIA
3
1º Sgt PM 974987-0 Michel Alexandre PIMENTEL

EM
4
Cb PM 941038-4 Paulo Rogério MENDES de Araújo

2ª CIA
5
Cb PM 952051-1 Roberto Oliveira da CRUZ

3ªCIA
6
Cb PM 952133-0 REGINALDO Xavier dos Santos

2ª CIA
7
Cb PM 101218-5 Márcio José Dias DOS SANTOS

3ªCIA
8
Sd PM 135115-0 Rodrigo Paes de LIRA

1ª CIA


MEDALHA MMDC
1
Cap PM 930437-1 Alexandre Pereira ANTONELLI

EM
2
Cap PM 127.628-0 MARACI Lope Bertini

UIS
3
1º Ten PM 108463-1 Felipe TORRES VIERA

1ª CIA
4
1º Ten PM 116470-8 FÁBIO Rodrigues da Silva

2ª CIA
5
Cb PM 941032- 5 José Carlos RELVA

1ª CIA
6
Cb PM 971642-4 OSEAS Garcia Bernardes

EM
7
Cb PM 114292-5 André Luiz EDUARDO Gonçalves

2ª CIA
MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO
1
2º Sgt PM 123666-A RICARDO Andrade de Oliveira

EM
2
2º Sgt PM 105665-4 Ricardo RODRIGUES Bueno Siqueira

EM
3
2º Sgt PM 102195-8 Alexandre PACHIONI

1ª CIA
4
2º Sgt PM 124197- 4 Jonatas Vinicius LOSS

1ª CIA
5
Cb PM 760.906-0 Wanderlei Afonso DAMASCENO

EM
6
Cb PM 101.362-9 Dagobertto PÉRSICO Júnior

3ª CIA
MEDALHA DE MÉRITO CONSTITUCIONALISTA
1
Maj PM 901278-8 REINALDO Almeida

EM
2
Cb PM 963188-7 REGIANNE Christian Carvalho Carrer

EM
MEDALHA VALOR CONSTITUCIONALISTA ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL
1
Cap PM 930438-0 Robson COSTEV Rubinho

EM
2
1º Ten PM 126242-4 Roberto MARCHINI de Carvalho

EM
MEDALHA COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITITUCIONALISTA
1
Ten Cel PM 851.102- 6 Olímpio Ferreira MAGALHÃES

EM
 Há conversas entre vários integrantes do 2º BAEP com o MARCELO COVATS, no sentido de ser criado um núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC nessa Unidade.
Participamos de uma confraternização depois da entrega das honrarias e o MARCELO COVATS vai me dar uma “carona” até o MUSEU MILITAR. Trocamos ideias no sentido de que seja confeccionada a segunda medalha do Decreto que criou as honrarias da juventude constitucionalista. Desse decreto pertence a MEDALHA DRÁUSIO. A segunda, MÉRITO CONSTITUCIONALISTA está sendo estudada a confecção este ano. Ficará faltando o COLAR DO MÉRITO DA JUVENTUDE para o futuro.
No MUSEU, MARINEI está presente. Ela e o GABRIEL estão mandando novos boletos para associados devedores.
MARCELO COVATS despede-se de nós e irá até o 21º BPMM. O comandante dessa Unidade está querendo realizar uma solenidade de entrega de honrarias. Precisamos estudar a data em que se poderá efetuar esse evento.
Recebemos a visita do TENENTE PM PALADINO , do 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”. Ele traz o convite para a posse oficial do novo Comandante da Unidade, TENENTE-CORONEL PM RICARDO A. NASCIMENTO DE MELLO ARAÚJO. Será às 16 horas do dia 4 de agosto.
Telefona-me o Doutor JOSÉ R. SICA, médico do Palácio dos Bandeirantes. Ele é interessado em montar um núcleo em CUNHA e me convida para um evento na cidade onde morreu PAULO VIRGÍNIO, em 28 de julho..
Converso com MARINEI sobre a situação do site da Sociedade. Está fora do ar e isso é algo que não pode acontecer. Em contato, via celular, com o HERNNANNY GUTIERREZ, este me diz que o RODRIGO está encarregado de colocar o conteúdo no site e está demorando para realizar isso. Também converso com o RODRIGO para que essa situação seja resolvida. Quero também participar do site, pois vejo que muita coisa que poderia ser lançada nele, está em vias de se perder.
 Recebo artigos do ISAAC CARREIRO FILHO (O PODER DAS PALAVRAS – O EXÉRCITO BRASILEIRO É O MESMO ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE) e de MARIANO PAREDES (MATARAM O BRASIL). Coloco em meu blog esses artigos.
MARINEI está preocupada com seu filho LUCAS. Começa a trabalhar na firma YPÊ, em AMPARO, onde ela conseguiu uma residência para ele morar. Mas a separação da família está mexendo com os nervos do LUCAS. Falta tinta para a impressora e não dá para serem confeccionados os dois diplomas da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA que deverão seguir para MATO GROSSO, conforme acerto com o CAPITÃO LUIZ CARLOS JOAQUIM. Ele pretende entregar essas medalhas na próxima segunda-feira em solenidade que acontecerá em seu Instituto.  

18 DE JULHO DE 2017 – TERÇA-FEIRA
Vou para o MUSEU MILITAR e ali desenvolvo uma tarde atribulada e difícil de passar face a baixa temperatura.
O CORONEL PM Ref IVAN VALENTE vem conversar comigo sobre o evento de BARUERI, marcado para o dia 31 de julho, onde acontecerá uma solenidade na Loja Maçônima DELFOS, mais uma vez.
Via celular, converso com ROBERTO TONIN sobre o planejamento sobre as simulações no TÚNEL DA MANTIQUEIRA, em 16 e 17 de setembro. Ele precisa entrar em contato com o Quartel do Comando Geral para o apoio necessário da PMESP. Fico sabendo que o CORONEL PM FIGUEIREDO, Comandante da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, como mais antigo na área de Ensino, responde pela DIRETORIA DE ENSINO e CULTURA, uma vez que o CORONEL PM MARCELO NAGY passou para a reserva em 14 de julho. Chegam os diplomas das medalhas que serão entregues em 20 de julho em CATANDUVA, pelo Núcleo instalado no 30º BPMI.
Entro em contato com HERNNANNY GUTIERREZ para elaborar o desenho da MEDALHA MÉRITO DA JUVENTUDE, que faz parte do Decreto das Condecorações da Juventude. Faz parte desse decreto a MEDALHA DRÁUSIO. Agora pretendo lançar a outra medalha ainda neste ano. O MARCELO COVATS se propôs a confeccioná-la.
MARINEI toca num assunto muito sério. O site da Sociedade está defasado há um certo tempo. Como o LIGIERI abriu as portas da PALESTRA GRATUITA para colocar no ar um novo site, tento conversar com o HERNNANNY sobre isso, mas o problema está com o RODRIGO GUTENBERG, encarregado de transportar o conteúdo do antigo site para aquele que está sendo preparado pelo JEFFERSON na PALESTRA GRATUITA. Combino com a MARINEI ir até esse local a fim de tomar conhecimento do que está acontecendo. Passaram-se momentos importantíssimos para divulgar a Sociedade, através do site, e isso não foi feito. Dá uma ideia de incompetência de nossa parte.
MARINEI também está tratando da confecção de dois diplomas da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA que deverão ser encaminhados para o CAPITÃO LUIZ CARLOS JOAQUIM, Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar de MATO GROSSO DO SUL. O MAJOR PM NATANAEL ajuda no registro desses diplomas no Conselho de Honrarias e Mérito. Quando MARINEI vai me levar para GUARULHOS, passamos antes na Escola Superior de Sargentos.
Muita coisa precisa ser feita na Sociedade, mas o tempo é escasso para isso e também não tenho o necessário apoio dos diretores da Executiva. Preciso mudar algumas pessoas neste quarto mandato que se iniciou em 7 de julho.

19 DE JULHO DE 2017 – QUARTA-FEIRA
No MUSEU MILITAR, MARINEI e GABRIEL cuidam da rotina da Sociedade. O ALFREDO DUARTE vem conversar conosco e anuncia uma viagem ao RIO DE JANEIRO para outubro. Vem pedir a MEDALHA DRÁUSIO para um oficial de alta patente no RIO. Dia 27 de julho, às 19 horas, no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, irá acontecer um evento da ABFIP. Serão entregues medalhas daquela instituição.
Como tinha planejado com a MARINEI, vamos até o PALESTRA GRATUITA. Ali encontramos o CORONEL PM ROGÉRIO, que trabalha nesse lugar. Fico sabendo que o LIGIERI e sua família viajaram para a FRANÇA.
Com o JEFFERSON, vimos o novo site da Sociedade, já em condições de ir ao ar. Isso ainda não foi feito porque o RODRIGO não mandou o conteúdo do antigo site. Entro em contato com o RODRIGO, no sentido de agilizar o envio do conteúdo do site anterior para o preparado pelo PALESTRA GRATUITA. Diz o RODRIGO que não sabia da existência do novo site.
MARINEI deixa-me em casa. O tempo ruim mexe com o estado físico da gente.

20 DE JULHO DE 2017     :     -     QUINTA-FEIRA
Numa manhã gelada, por volta das 7 horas, chega a viatura que irá me conduzir até a cidade de CATANDUVA. É uma viagem longa, onde apenas vamos chegar por volta do meio dia. O 1º TENENTE PM BRUNO ALVES DO NASCIMENTO, Presidente do NÚCLEO MMDC-CATANDUVA COMBATENTE, em companhia de seu vice-presidente, 1º TENENTE PM OSMAIR RENAN GARCIA DA COSTA, aguardam-me no quartel do 30º BPMI a fim de irmos almoçar. Sou recepcionado pelo Comandante da Unidade, TENENTE-CORONEL PM JOSÉ ROBERTO SALGADO DOS SANTOS. Ficamos sabendo que o Comandante do CPI-5, CORONEL PM ROGÉRIO DE OLIVEIRA XAVIER, não virá para a solenidade. Ele está recepcionando o vice-governador que se encontra na região. Almoço com os TENENTES PM NACIMENTO e OSMAIR no “PAULINHO GRILL”, onde já estivemos na última vez que compareci a CATANDUVA.
Rumamos então para o local da solenidade. Constituída a Mesa de Trabalhos, vão ser condecorados com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA:
TENENTE-CORONEL PM UMILDEVAR DUTRA JUNIOR;
TENENTE-CORONEL PM MÁRCIO ROGÉRIO SIMPLICIO;
CAPITÃO PM CLESTER MARA GASQUES G. DOS SANTOS;
CAPITÃO PM PAULO HENRIQUE BELTRAMI;
CAPITÃO PM RODRIGO FABRÍCIO NASCIMENTO;
CAPITÃO PM RAFAEL HENRIQUE HELENA;
CAPITÃO PM MILLER MOSCHIM CREPALDI;
CAPITÃO PM EDERSON MERIGHI PINHA;
1º TENENTE PM RUBEM DE OLIVEIRA BOTTAS NETO;
1º TENENTE PM MATHEUS ROBERTO SANCHES MODESTO;
1º TENENTE PM MARCELA SPAGNOL FRANÇA;
1º SARGENTO PM CARLOS ALBERTO DOS S. MAFFEI JÚNIOR;
2º SARGENTO PM JOSÉ MARCOS MARCONATO;
2º SARGENTO PM RÉGIS BEL BEM MELO;
2º SARGENTO PM RODRIGO RONALDO PIMENTA;
2º SARGENTO PM MARCELO JOSÉ FERREIRA;
2º SARGENTO PM LUÍS FLÁVIO PRESTES;
3º SARGENTO PM JOSÉ DONIZETTI MASENINI;
3º SARGENTO PM ELENIR XAVIER DE OLIVEIRA FRIGERI;
CABO PM ANGELITA DE FÁTIMA FREDI;
CABO PM JÚLIO CÉSAR STUCHI;
CABO PM JÚLIO HENRIQUE LOPES STUCHI;
CABO PM OSMIR CLASS;
CABO PM ELIZABETH LOPES DA SILVA;
CABO PM RAFAEL BRAGUINI DE CAMARGO;
CABO PM JULIANO BIAGI;
CABO PM FABRÍCIO PORTELLA ANTUNES;
CABO PM CARLOS CÉSAR SANTOS;
 SOLDADO PM THIAGO RAMOS SIQUEIRA; e;
VOLUNTÁRIO ALCINDO LOUREIRO MARQUES (POST MORTEM). Sua filha recebe a medalha em seu nome.
Na sequência, são entregues a MEDALHA ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL  
01. Cel PM 851989 Rogério de Oliveira Xavier Comandante do CPI-5 não pode comparecer.
02. Ten Cel PM 884195-A José Roberto Salgado dos Santos – Comandante do 30º BPMI
03. Cap PM 930349-9 Eduardo Ceneviva Berardo
04. Cap PM 966140-9 Ronaldo Antônio Cheruti Moreto
05. Cap PM 970428-A André Luis Cheruti Fernandes
06. Cap PM 966137-9 Alessandro Wendell Pereira
07. 1º Ten PM 116756-1 Luciano Carvalho de Souza
08. 1º Ten PM 117218-2 Osmair Renan Garcia da Costa
09. 1º Ten PM 123413-7 Bruno Alves do Nascimento
10. 1º Sgt PM 942082-7 Vanderlei Francisco da Silva  
Terminada a solenidade, ainda permanecemos durante um bom tempo numa confraternização entre os participantes do evento. O TENENTE-CORONEL PM JOSÉ ROBERTO SALGADO DOS SANTOS conduz-me até o 30º BPMI. Ali, despeço-me dos oficiais e vou iniciar a viagem de regresso para GUARULHOS. A CABO PM ELIZABETH conduz a viatura, acompanhado do 1º SARGENTO PM FRANCISCO. Ambos são meus conhecidos numa outra minha visita a CATANDUVA.

21 DE JULHO DE 2017 – SEXTA-FEIRA
Depois das 14:30 horas, estou no MUSEU MILITAR. MARINEI e GABRIEL trabalham na expedição de boletos para associados que se encontram atrasados em suas contas. A história se repete. Muitos deixaram de pagar as mensalidades e isso não é bom para a situação financeira da Sociedade.
Peço para MARINEI levar-me até a Rua CONDE DE SARZEDAS, onde está situado o Museu do TJ-SP. Ali, vamos nos encontrar com CAMILA GIUDICE, Presidente do NÚCLEO MMDC ACADEMIA DE CULTURA “PRO MMDC FIANT EXIMIA; CÁSSIO MARTIM, autor de um curta metragem  “SP – 32”; MARCELO COVATS, presidente do NÚCLEO MMDC – NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”; HERNNANNY GUTIERREZ, Presidente do NÚCLEO MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”;  JOSÉ JANTÁLIA; JOSÉ D´AMICO; ROBERTO TONIN.
O Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo inicia hoje (21), às 15h30, a exposição "Guerra dos Paulistas – uma visão contemporânea", em parceria com o Núcleo MMDC Academia de Cultura - "PRO MMDC FIANT EXIMIA", da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC. A mostra é uma homenagem ao 85º aniversário da Revolução Constitucionalista e tem o objetivo de destacar o que se faz hoje em prol da memória do conflito armado.
A exposição traz em destaque peças inéditas recém-doadas pelo Poeta Paulo Bomfim ao museu, bem como artefatos e documentos de colecionadores e artistas que retratam e contam a história da Revolução. Hoje , às 15h30, será exibido o curta-metragem “SP32” (a partir do dia 24, ele será exibido sempre às 12h).
O público poderá conhecer materiais dos colecionadores e artistas Rodrigo Gutemberg, Marcelo Covatz, Camila Giudice, Cássio Martin, Hélcio Dallari Jr., Thais Matarazzo, Jeferson Biajone, José Jantália, Roberto Tonin, José D'Amico, Awdery Sasahara e Hernanny Gutierres.
Assistimos o curta metragem “SP-32” e, por ser já mais de 17 horas, deixamos o Museu do TJ-SP. MARINEI pega um trânsito pesado para me conduzir até GUARULHOS.

24 DE JULHO DE 2017      :     -    SEGUNDA-FEIRA
Nesta manhã, os erros cometidos no passado, há exatamente 50 anos, vai mexer com minhas ideias. Tinha na época 30 anos de idade e, como 1º TENENTE, cometi uma série de erros que, felizmente, foram corregidos nos anos seguintes. Foram lições duras, causadas principalmente pela inexperiência de vida e por acreditar nas pessoas.
Estou nessa “viagem” quando surge a necessidade de buscar dinheiro, a pedido da LUCINDA. Como de hábito, vou a uma farmácia, onde há um caixa eletrônico 24 horas. Mas não está funcionando para saques.
Ando um pouco mais e vou a costumeira agência do BANCO DO BRASIL. Não existe mais essa agência. Atarantado, ando pela BRIGADEIRO FARIA LIMA até o SUPERMERCADO EXTRA, que fica bem longe. Com a cabeça atrapalhada nesta manhã, vou observando dezenas de lojas de comercio fechadas e placas de “vende-se” ou “aluga-se”, demonstrando claramente a crise que estamos passando.
Encontro conhecidos numa viatura e isso vai me valer muito. É que, tão logo saco o dinheiro num caixa eletrônico sinto a cabeça rodar, com uma labirintite que não era de esperar. Meus amigos levam-me correndo ao pronto-socorro. Ali me aplicam uma injeção cavalar e permaneço algumas horas em repouso. A viatura fica aguardando, talvez com a ideia dos PMs de terem de me levar ao CENTRO MÉDICO da PMESP. Mas isso não é preciso. Vou me recuperar aos poucos. Acontece que os compromissos que tinha nesta data vão sofrer solução de continuidade.
Mais tarde, lá pelas 15 horas, tento consertar os imprevistos. MARINEI e GABRIEL estão trabalhando na rotina cansativa da Sociedade. Vejo que o SIDNEI tentou manter contato comigo, bem como outros associados. Sinto-me atordoado, não vendo a hora de regressar para casa. Meu anjo da guarda faz isso e, no meu lar, procuro descansar. 


25 DE JULHO DE 2017     :     -       TERÇA-FEIRA
Ainda não me sinto bem de saúde, mas disposto a trabalhar e esquecer os incidentes de ontem. Recebo um telefonema do Juiz RICARDO MONTE SERRAT. Quer saber como estou passando. No 9 de Julho, em SÃO PAULO, ele pegou uma gripe que o deixou duas semanas em estado lastimável. Fala sobre as tratativas para que seja promulgado o decreto que cria a Medalha do Núcleo MMDC-RIBEIRÃO PRETO “SARGENTO MACHADO”. O projeto original passou pelo Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito e sofreu algumas modificações. Precisa agora que o documento corrigido siga para o Palácio do Governo.
Também recebo um telefonema do SIDNEI LOBO PEDROSO. Conta como foi a audiência com o Presidente da OAB-SP, doutor MARCOS DA COSTA. Logo depois, já quando estou almoçando, recebo uma ligação da OAB-SP, onde o presidente quer falar comigo. Isso não acontece, pois há qualquer problema no momento em que o presidente MARCOS DA COSTA iria falar. Sua secretária diz que o contato será feito mais tarde.
Em casa, o PAULO CÉSAR está completando hoje 37 anos de idade e seu filho, IAGO, 15 anos. O rapazinho não quer se misturar aos “velhos” na comemoração de seu aniversário. Sua mãe, KÁTYA, irá lhe fazer uma surpresa, ainda hoje no salão de festas do apartamento onde moram. Os 37 anos do PAULO CÉSAR serão comemorados no próximo sábado na casa de dona SORAYA e NELSON.
Vou à tarde para o MUSEU MILITAR. MARINEI e GABRIEL trabalham na documentação do processo eleitoral. As atas da eleição e da posse precisam ser registradas. Eles estão procurando a lista de presença da Assembleia Geral Eleitoral realizada no dia 28 de abril de 2017. Chega-se a conclusão que essa lista está com o MAGALHÃES, presidente da Assembleia. Chega um convite do Chefe do Estado Maior da PMESP, CORONEL PM MAURO CEZAR DOS SANTOS RICCIARELLI. Essa chefia completará 86 anos de criação e a solenidade desse acontecimento está marcada para o salão nobre do COPOM no dia 27 de julho, às 10 horas.
Hoje é dia do rodízio do carro da MARINEI. Vamos sair mais cedo do MUSEU, a fim de que ela possa estar em sua residência às 17 horas. O retorno para GUARULHOS é tranquilo.
 
26 DE JULHO DE 2017   :      -      QUARTA-FEIRA
Melhora um pouco a temperatura nesta manhã. Posso me sentir melhor e, com isso, desenvolvo com certo otimismo o meu trabalho de atualização do meu blog. Estamos atingindo hoje a marca de dois milhões, quinhentas e oitenta e seis mil e setecentas e vinte e oito aberturas.
Vou à tarde para o MUSEU MILITAR. Encontro MARINEI na Rua Doutor JORGE MIRANDA. Ela está indo, a pé, até a agência do SANTANDER, do BOM RETIRO. Vai buscar um cheque de dona NAIR, de ATIBAIA, que retornou por não conferir a assinatura.
Na sala de trabalhos da Sociedade está o GABRIEL trabalhando normalmente. Recebo a visita do 1º SARGENTO PM FRANCISCO, do 30º BPMI. Ele traz um pen-drive com mais de quarenta fotos tiradas durante a solenidade do dia 20 de julho, em CATANDUVA. Faço a cópia das foto e as coloco em meu blog.
MARINEI retorna do BOM RETIRO e me leva até o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO. Sua presidente, DOUTORA NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS marcou o horário das 15 horas para conversar comigo.
Doutora NELLY expõe a sua ideia de homenagear o GENERAL CARLOS DE MEIRA MATTOS, que esteve na Revolução Constitucionalista de 1932 com a idade de dezenove anos.
Quer ela fazer uma parceria com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e estudamos as preliminares dessa homenagem, ainda sem data marcada. Em princípio, vamos conversar com o Comandante do Exército Sudeste, GENERAL DE EXÉRCITO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPO. Tento marcar uma audiência com ele, através de seu Chefe de Gabinete, mas não consigo nesta tarde.
O SARGENTO TARCÍSIO, vereador em OLÍMPIA, traz diplomas do NÚCLEO MMDC-ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS “TENENTE-CORONEL ÁLVARO MARTINS, cujas condecorações serão realizadas amanhã em OLÍMPIA. Não podemos conversar muito, pois estamos reunidos com a doutora NELLY e a sua secretária PATRÍCIA.
Vamos deixar o IHGSP por volta das 17 horas. O retorno para GUARULHOS é realizado num ônibus COCAIA, que enfrenta um trânsito moroso na MARGINAL TIETÊ e na VIA DUTRA.
Muito frio nesta manhã. O evento de ontem no OBELISCO DO IBIRAPUERA, com entrega de mais de oitenta medalhas da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS FORÇAS INTERNACIONAIS DE PAZ, sob a presidência de WALTER MELO DE VARGAS, foi cansativo e proporcionou-me algumas câimbras nas pernas nesta noite desagradável.

27 DE JULHO DE 2017       :      -   QUINTA-FEIRA
O Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, CORONEL PM MAURO CÉZAR DOS SANTOS RICCIARELLI, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a solenidade de comemoração do 86º aniversário do EM/PM, evento que advirá em 27 de julho de 2017, às 10 horas, no auditório do COPOM, Capital, situado na Rua Ribeiro de Lima, 158, bairro Bom Retiro, São Paulo – SP.

Para estar no COPOM, no horário da solenidade, saio de casa por volta das 8 horas. Com a MARGINAL DO TIETÊ e VIA DUTRA em situação normal, vou chegar cedo para o evento. Isso faz com que possa cumprimentar os convidados e conversar com vários deles. O Comandante Geral CORONEL PM NIVALDO CESAR RESTIVO encontra-se em gozo de férias. Interinamente, está em seu lugar o CORONEL PM MAURO CÉZAR DOS SANTOS RICCIARELLI. O Sub-Cmt PM interino e, também Chefe do EM-PM é o CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI. Preside a solenidade o Secretário de Segurança Pública, MÁRGINO
O novo Diretor de Ensino e Cultura é o CORONEL PM LUIZ CARLOS PEREIRA MARTINS. Preciso falar com ele acerca do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, pois ele é o administrador do Obelisco, de acordo com Decreto Lei de setembro de 2006. Mas não há chance nesta solenidade. Muitos outros coronéis estão presentes: FRANCISCO BATISTA LEOPOLDO JÚNIOR (Chefe de Gabinete), CÁSSIO ROBERTO ARMANI (Comandante do Corpo de Bombeiros), DIMITRIOS FYSKATORIS (SANTONIO VALDIR GONÇALVES FILHO (Comandante do CPI-7 – SOROCABA), que vem acompanhando seu pai, nosso companheiro do Curso Superior de Polícia em 1987 – ANTONIO VALDIR GONÇALVES. Ele foi Chefe do Estado Maior da corporação durante alguns anos. Também notamos a presença da CORONEL PM FLÁVIA DE PAULA SANTOS, atual Comandante do CPA-7 GUARULHOS. O advogado D´ASTI senta ao meu lado e oferece acomodações para instalação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC num prédio da Rua TABATINGUERA. Diz ele que o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES visitou o local, há uns quinze dias, e disse que aprovaria a ida da Sociedade para lá, mas que precisaria conversar comigo.
O CORONEL PM REYNALDO fala a respeito da criação do Estado Maior na antiga FORÇA PÚBLICA, em 1931. É entregue uma medalha do Mérito do EM-PM “Desembargador ÁLVARO LAZZARINI”, criado no ano passado.
Terminada a cerimônia do 86º Aniversário, vou deixar o COPOM quase ao meio dia. Vou ao MUSEU MILITAR, onde encontro MARINEI e GABRIEL. Vamos almoçar num restaurante da Rua JOÃO TEODORO.
A tarde é de muito trabalho, face acontecimentos programados já para o mês de agosto. Telefona-me o médico JOSÉ RAIMUNDO SICA, interessado em criar um Núcleo na cidade de CUNHA e combina comigo um encontro defronte o Monumento dedicado ao caboclo PAULO VIRGÍNIO. No dia 28 de julho de 1932 ele foi assassinado pelos fuzileiros navais e, por ser essa data emblemática para CUNHA, o doutor SICA quer que eu assine a Ata de criação do Núcleo MMDC-CUNHA “HERÓI PAULO VIRGÍNIO”, amanhã, às 14 horas. MARINEI irá me levar até CUNHA amanhã.
Vem ao MUSEU, nesta tarde, o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, agora Presidente do Conselho Deliberativo. Conversamos acerca das dependências que o doutor D´ASTI quer colocar à disposição do MMDC. Acontece que sair agora do local onde estamos não é conveniente. Há o estudo de um processo de Cessão de Uso em andamento no sentido de que a Sociedade permaneça nessa local atual. A centralização do MMDC na chamada “Meganholândia” é muito importante para a Sociedade, principalmente tendo em vista as intenções da Entidade ficar atrelada em definitivo à Polícia Militar. Ainda prevalece os dizeres do Ofício da Sociedade, encaminhado à Diretoria de Ensino e Cultura em setembro de 2015. O CORONEL PM MENDES combina um encontro nesta noite no OBELISCO DO IBIRAPUERA.
Trabalhamos até mais de 17 horas na sala de uso do MUSEU. Depois, MARINEI e GABRIEL dão-me uma “carona” até o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, cedido hoje para uma solenidade proposta pelo WALTER MELLO DE VARGAS, Presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz. Haverá entrega de Medalhas da ABFIP. ALFREDO DUARTE, que ajuda o WALTER, é o orador da noite e foi ele o intermediário para a cessão do Obelisco.
Comparece muita gente nesta noite no Obelisco. Notamos a presença do Comandante da Guarda Civil Metropolitana, INSPETOR ADERSON DE SOUZA. Também estão nesta solenidade: TENENTE-CORONEL PM DELAFINA, Comandante do 21º BPMM; TENENTE-CORONEL PM CARLA, Comandante do 35º BPMI; ANA ÂNGELA PALERMO, Presidente da PAULISERV; CORONEL PM TADEU (da reserva); veteranos da FAB, DONATO PEREIRA NETTO e VALTER MARQUES; 2º SARGENTO LÁZZARO; CABO PM BRYÃO, SOLDADO PM DE OLIVEIRA; dezenas de guardas-civis metropolitano.
Entre os condecorados estão o Presidente do Conselho Fiscal do MMDC, Professor RODRIGO GUTENBERG e o Presidente do Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”, MARCELO COVATS.
São mais de oitenta medalhas entregues. Já passa das 22 horas quando, em companhia do CORONEL PM MENDES, deixamos o local. Fico na ARMÊNIA e, numa van faço meu retorno para GUARULHOS. Chego muito tarde em meu lar e também exausto.   


28 DE JULHO DE 2017 – SEXTA-FEIRA
Para hoje temos planejada uma viagem até CUNHA, com saída de GUARULHOS prevista para às 11 horas. No horário das 14 horas, vamos nos reunir com o doutor JOSÉ R. SICA, do Centro de Desenvolvimento de Pessoal do Governo do Estado de São Paulo, defronte o monumento em homenagem a PAULO VIRGÍNIO, para lembrar seu assassinato, transcorrido em 28 de julho de 1932, pelos fuzileiros navais: TENENTE AYRTON TEIXEIRA RIBEIRO, SARGENTO JUVENAL BEZERRA MONTEIRO, ROQUE EUGÊNIO DE OLIVEIRA, ASCENDINO PAIVA e RAYMUNDO JERONYMO.
Exatamente às 11 horas, chega MARINEI para iniciarmos a viagem até o local do monumento em homenagem a PAULO VIRGÍNIO. Com um clima favorável, essa viagem vai ser tranquila. Mas, ao chegarmos em GUARATINGUETÁ, quando pensamos que estávamos perto do local do encontro, vamos verificar que ali começava (saída 65) a Rodovia PAULO VIRGÍNIO. Temos de enfrentar mais 56,8 km para achar o local, numa estrada sinuosa, perigosa, mas de paisagens exuberantes.
Já passam das 14 horas quando chegamos num restaurante, quase defronte ao monumento a PAULO VIRGÍNIO. O doutor JOSÉ RAIMUNDO SICA está nos esperando, em companhia do prefeito de CUNHA e muitas outras pessoas que vão testemunhar a criação do 62º Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, ou seja, o NÚCLEO MMDC-CUNHA “HERÓI PAULO VIRGÍNIO”.
Depois da apresentação do presidente da Sociedade e das pessoas presentes, há o discurso do Prefeito, JOÃO JOSÉ DE OLIVEIRA VELOZO, do agora empossado presidente do Núcleo, vamos lançar em livro próprio a Ata de criação do Núcleo. “AOS VINTE OITO DIAS DO MÊS DE JULHO DE 2017, 85º ANIVERSÁRIO DO ASSASSINATO DE PAULO VIRGÍNIO, COM A PRESENÇA DAS PESSOAS CUJOS NOMES SEGUEM ADIANTE NESTE LIVRO, NA CONDIÇÃO DE PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, NOMEIO PRESIDENTE DO NÚCLEO MMDC-CUNHA “HERÓI PAULO VIRGÍNIO” O DOUTOR JOSÉ RAIMUNDO SICA, COM A INCUMBÊNCIA DE NOMEAR OS DIRETORES DO NÚCLEO, OBEDECENDO OS PRINCÍPIOS ESTATUTÁRIOS DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
PARA CONSTAR, LAVREI A PRESENTE ATA QUE VAI ASSINADA POR MIM E PELO PRESIDENTE DO NÚCLEO ORA CRIADO.
Assinaturas: Prefeito JOÃO JOSE´DE OLIVEIRA VELOZO, ROLIEN GUARDA GAMA, LUIZ CARLOS GONZAGA SILVA, DIEGO ANTONIO MIRANDA, WASHINGTON H. OLIVEIRA, ALBERTO ALVES DOS REIS, DANIEL EDUARDO RENA, GABRIELA VELOSO MARCONDES DE OLIVEIRA, MARCELO HENRIQUE COELHO VERAS, RICARDO TOLEDO SILVA, CARLOS FELIPE APARECIDO DO NASCIMENTO, MARCELO PAGANO, ALINE MARCONDES, ELIANA YAGNI, VIDAL O. CRUZ, PAULINO JOSÉ DE OLIVEIRA, CINTIA DOS SANTOS SAMPAIO, MARCIANO MONTEVIC DE CAMPOS, ANDREIA C. ESTRELA, ALVARO LENIMI, GIÓRGIO GERUTI, ELIANA TRICTA A. SICA, JOSÉ RAIMUNDO SICA.   
Passam das 16 horas quando deixamos o marco histórico onde há 85 anos atrás foi barbaramente assassinado o caboclo PAULO VIRGÍNIO.
MARINEI leva-me até GUARULHOS. Seu filho LUCAS está vindo de AMPARO, onde já iniciou o estágio na indústria YPÊ. 
Em 1932, nas proximidades da cidade de Cunha, durante a Revolução Constitucionalista, quando um batalhão da marinha do Rio de Janeiro composto de 400 praças subiu a Serra do Mar com a intenção de chegar a capital pelo Vale do Paraíba.
O agricultor, já que morava próximo à divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com o intuito de proteger seus cinco filhos e sua esposa dos embates do conflito, fugiram para o mato e para grotões na Serra do Indaiá.
Certa vez, saiu para buscar alimento para sua família e não voltou. Ele havia sido capturado pelas tropas fluminenses e torturado com a finalidade de fornecer informações sobre a posição das forças paulistas. Como se recusou a fornecê-las, foi obrigado a cavar a própria sepultura e executado.
De acordo com a tradição, Virgínio teria morrido afirmando: "Morro, mas São Paulo vence!".
Homenagens
Monumento em homenagem a Paulo Virgínio, entrada de Cunha (São Paulo) pela divisa com Paraty
Em sua homenagem há um monumento na entrada da cidade de Cunha subindo a Serra do Mar. E o seu nome foi dado ao primeiro trecho da rodovia SP-171, que liga as cidades de Guaratinguetá e Cunha. No final do segundo trecho da rodovia entre Cunha e a divisa com Paraty está o monumento onde Virgínio teve de cavar a própria sepultura.
O seu nome está em mais de dez monumentos históricos, colégios e ruas em cidades paulistas.
A Prefeitura Municipal de Cunha instituiu a medalha "Paulo Virgínio - Herói Constitucionalista" para distinguir o "apoio, contribuição e ajuda à Memória da Revolução de 1932".
O seu corpo está sepultado no Mausoléu do Obelisco de São Paulo ao lado de Guilherme de Almeida, o "poeta de 32" e de Ibrahim de Almeida Nobre, heroi e "tribuno de 32" separados por um altar, logo atrás do túmulo do "herói jacente" que abriga os despojos das primeiras vítimas da Ditadura, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), debaixo da abóbada da cripta
Prezado Coronel Mario,
Tenho o maior prazer em repassar ao senhor todas as informações que coletei nesta busca pelos veteranos, cuidando para que o MMDC possa preservar todas as memórias possíveis, estando atualizado.
VETERANOS ENTREVISTADOS
Foto 01 - Entrevista com o veterano Antônio Andrade Guimarães (103 anos), que engajou-se voluntariamente nas trincheiras paulistas aos 18 anos de idade. Vera Cruz - SP, 14 de outubro de 2016.
Foto 02 - Entrevista com o senhor Francisco Rossi Filho (95 anos), escoteiro da área do 38 BPM durante a Revolução, aos 10 anos. São Carlos - SP, 09 de fevereiro de 2017.
Foto 03 - Entrevista com a senhora Maria de Lourdes Picarelli (103 anos), voluntária da Casa do Soldado durante a Revolução, viúva de um veterano. Socorro - SP, 15 de outubro de 2016.
Foto 04 - Entrevista com o senhor Normando Orlando (95 anos), escoteiro da área do 38 BPM durante a Revolução, aos 10 anos. São Carlos - SP, 09 de fevereiro de 2017.
Foto 05 - Entrevista com a doutora Zuleika Sucupira Kenworthy (104 anos), voluntária preparando kits de primeiros socorros durante a Revolução e primeira mulher a ser procuradora do Ministério Público na América Latina. Sorocaba - SP, 31 de março de 2017.
OUTROS VETERANOS
Capitão PM Benedito Monteiro - não quis dar entrevista devido à idade e à surdez. Falei com a esposa Tucandira.
Zito - faleceu em 31 de maio de 2016
João Batista da Cruz - não consegui contato nem informações.
Ubaldino Pereira - faleceu em 2013.
Coronel PM Irany Paraná do Brasil - não está mais lúcido. Falei com o neto.
Domingos Simões Mathias - faleceu.
Luiz Ferreira Júnior - não consegui contato nem informações.
Romeu Gomes de Oliveira - faleceu em 17 de junho de 2016.
Francisco Vieira Andrade - não consegui contato nem informações.
Major PM Sergio Justino Ferreira - faleceu em 14 de março de 2013.
Agenor Lima - não consegui contato nem informações.
Arlindo Leonardo Ribeiro - está com Alzheimer avançado.
José Thochi - faleceu em 2013.
Onofre Américo Gonçalves - faleceu em 2014.
Lafael Petroni (escoteiro) - faleceu.
Pedro Antônio Monteglione (escoteiro) - faleceu.
Pedro Alfredo Maffei (escoteiro) - está acamado e sem lucidez.
Esses são todos os que constavam na lista que o senhor me forneceu, Coronel.
Espero ter colaborado com informações relevantes para a associação.
Telefono amanhã para o senhor para agendarmos um horário para a gravação da entrevista.
Saudações,
Mario Ventura 
para Daniel
PREZADO DANIEL
Essa é a condição humana, já esperada por nós. Hoje, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC está totalmente voltada para os descendentes dos heróis daquela sagrada Epopéia.
Brevemente, não teremos mais nenhum veterano de 32 vivo.
Aguardo seu telefonema.


31 DE JULHO DE 2017       :       -    SEGUNDA-FEIRA 
Às 7:15 horas chega numa viatura do 20º BPMI o CAPITÃO PM ELIANO, tendo no volante o CABO PM GOMES. Vamos iniciar uma viagem muito agradável até CARAGUATATUBA. Para mim não é uma obrigação ir até esse quartel, no litoral norte, a fim de condecorar oficiais e praças, mas sim um verdadeiro passeio.
A recepção na FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE CARAGUATATUBA é algo excepcional. O interior recebe muito melhor os seus convidados.
A Entrega da Medalha Pedro de Toledo ocorre no auditório da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba, Situado na Rua Santa Cruz, 396 Caraguatatuba.
32 policiais militares são homenageados com a Medalha Pedro de Toledo.
Comparecem no evento também:
Comandante do 20º BPM/I Ten Cel PM Cesar Eduardo Ferreira;
Prefeito de Caraguatatuba - Jose Pereira de Aguilar Junior e a primeira Dama - Sra Samara Aguilar - Presidente do Fundo Social;
Vice Prefeito - Cap PM Eugênio de Campos Júnior;
Vereador - Denis Guerra;
Secretário de Esportes- Cb PM João Silva de Paula Ferreira;
Secretário de Saúde - Amauri Toledo;
Secretário de Comunicação Social- Malu Baracat;
Secretário do Meio Ambiente- Marcel Luis G Santos;
Secretário da Fazenda - Ricardo Romeiro;
Secretária Dos Direiros da Pessoa com Deficiência e Idoso - Giovana Roberta Pacelli;
Secretário do Urbanismo - Ricardo Gaspar;
Secretário de Obras - Leandro Borella Barbosa;
Presidente da FUNDACC- Silmara Mattiazzo;
Presidente da Associação Comercial - Sthenio Pierrotti; e o
Presidente da AOPP- Sr Aristides Florindo de Faria Filho.

Terminado o evento, vamos conhecer o MORRO DE SANTO ANTONIO, de onde a vista de CARAGUATATUBA é exuberante. Almoçamos no 20º BPMI e ELIANO vai me trazer de volta, juntamente com o CABO PM GOMES. Eles me deixam no MUSEU MILITAR.
Estamos novamente com problemas sérios na contabilidade. Diz a MARINEI que mais da metade dos associados não honraram o pagamento do trimestre. Isso causa certa apreensão e devemos encontrar uma saída com certa brevidade.
Permaneço até tarde no MUSEU. Aguardo a chegada do CAPITÃO PM AUGUSTO. Ele vai participar da sessão da LOJA MAÇÔNICA DELPHOS, em BARUERI. Conduz-me até esse local. Ali me encontro com o CORONEL PM CLÁUDIO GEROMIM VALENTE e também com o CAPITÃO PM CAPARROZ. Juntamente com o CAPARROZ, vamos falar sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. Em seguida entregamos medalhas MMDC, CONSTITUCIONALISTA, PEDRO DE TOLEDO e DRÁUSIO. São condecorados:
Medalha Dráusio:
Andrey Ricardo Mendes - civil;
Cláudio Geromim Valente - Coronel PM;
Octávio Vinícius da Câmara Leal Magalhães - Capitão PM.
Medalha Pedro de Toledo:
André Mário Destro - Aluno Oficial PM;
Jair Antonio Motta Barbosa - Cabo PM;
Medalha Constitucionalista:
Rodrigo Desco Milani - 2º Sargento PM;
Leonardo Thomaz Barcelos - civil;
Luciano José Barreiros - civil;
Medalha MMDC:
Eloi Gonçalves Ascenco - 1º Tenente PM;
João Carlos Marcondes Pereira - Cabo PM;
O CAPARROZ e eu recebemos uma placa comemorativa desta noite e alusiva à palestra que desenvolvemos sobre a Revolução Constitucionalista.
Os participantes dessa sessão branca se cotizam e entregar para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC a quantia de R$529,50 a título de doação.

CAPITÃO PM CAPARROZ mora em GUARULHOS e me conduz até em casa.

Nenhum comentário: