sábado, 7 de janeiro de 2017

5 DE JANEIRO DE 2017 - QUINTA-FEIRA

DIA      C I N C O       DE      J A N E I RO      D E     2017       -       QUINTA-FEIRA.
80 anos e 9 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 181º DO ANO 67º
58 anos e 213 dias na PMESP
57 anos e 325 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 984 dias – 500 516 horas.
53 anos e 120 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 296 dias no Posto de Coronel – 345 meses e 24 dias.
5 anos e 182 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 058  dias CORONEL - 25 anos e 22 dias na reserva.
11 242-664 464                         11 058-258 940                              10 784-252 516.
DIA DE SÃO GERLACH. Nasceu na HOLANDA nos século XI. Tornou-se cristão após a repentina morte de sua mulher. Foi a ROMA e confessou seus pecados ao PAPA EUGÊNIO III. A penitência imposta pelo PAPA foi ficar sete anos cuidando de doentes. Depois de cumpri-la viveu como ermitão.
DIA DE SÃO SIMEÃO ESTILITA. Desejoso de isolar-se para orar, construiu uma coluna de 28 metros de altura, no topo da qual se refugiou.

OPERAÇÃO de 2001 –  1 8414315184181   -   2152018181  16418  20181Z.


349 a. é assinado o TRATADO DE MADRID, que estabelece a paz entre a ESPANHA e PORTUGAL, pondo fim às guerras da Restauração, em 5 de janeiro de 1668.

289 a. fundação da UNIVERSIDADE DE HAVANA, em CUBA, no dia 5 de janeiro de 1728.
260 a. JEAN-FRANÇOIS DAMIENS tenta assassinar LUÍS XV da FRANÇA, em 5 de janeiro de 1757. Ele foi posteriormente executado por ter tentado matar o monarca.
150 a. nasce ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO. Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho (Campinas, 5 de janeiro de 1867Campinas, 5 de junho de 1920) foi um médico brasileiro, fundador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1888. Foi diretor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, primeiro diretor e catedrático da Clínica Ginecológica da então Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo e hoje Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que dá nome a uma das principais avenidas paulistanas. Em sua homenagem, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é denominada a "Casa de Arnaldo" e a avenida onde está localizada recebeu o nome de "Doutor Arnaldo". Destacou-se como diretor clínico da Santa Casa de São Paulo, pelas ampliações e reformas que promoveu em seus serviços assistenciais e, pela modelar organização que imprimiu à Faculdade de Medicina de São Paulo, que fundou e da qual foi primeiro diretor. Participou com destaque da fundação da Sociedade de Medicina e Cirurgia e, da criação da Policlínica do Estado. Apoiou todos os problemas médico-sociais de seu tempo. Renovou os métodos cirúrgicos em São Paulo, introduzindo-lhes as mais recentes conquistas científicas, praticando, pela primeira vez, entre nós, a gastrectomia. Segundo a historiadora Pietra Diwan, em seu livro "Raça Pura" (Ed. Contexto, 2007), foi um dos médicos mais entusiastas do movimento da eugenia, termo criado por Francis Galton (1822-1911), que a definiu como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações, seja fisica ou mentalmente, e que pregava a limpeza da raça humana de fatores que a tornariam pobre. Arnaldo participou dos quadros da Sociedade Eugênica de São Paulo, fundada em 1918, da qual também fez parte, entre outros expoentes da intelecutalidade nacional, o médico Francisco Franco da Rocha (1864-1933).
142 a. do PALAIS GARNIER ou "OPÉRA GARNIER", fundado em 5 de janeiro de 1875, após quinze longos anos de execução do projeto do seu criador único CHARLES GARNIER
123 a. nasce o ex-combatente do Movimento Constitucionalista de 1932, GUMERCINDO CAMARGO, no dia 5 de janeiro de 1894. Pertenceu à Segunda Companhia do Batalhão de Voluntários “23 DE MAIO” – DESTACAMENTO  JOÃO DIAS. Falece em 27 de setembro de 1966.
119 a. publicações no jornal DIÁRIO POPULAR em 5 de janeiro de 1898: os negociantes do centro do comércio da capital reunidos dirigiram uma representação à Câmara pedindo tornar afetiva a determinação do fechamento das portas aos domingos e dias feriados, de modo que não sejam eles prejudicados. Lembram também a conveniência de lançar pesados impostos contra os negociantes ambulantes que lhes fazem grande mal.
Para a cidade de LENÇÓIS, onde ultimamente tem-se dado diversas desordens entre o presidente e o intendente municipais e o vigário da paróquia, segue amanhã o doutor HERCULANO DE CARVALHO, nomeado delegado em comissão, acompanhado de uma força de 20 praças de polícia.
O doutor BERNARDINO DE CAMPOS, ministro da Fazenda, trata de tomar providências, impedindo que continue a escandalosa especulação do câmbio.
Os facínoras do Estado de ALAGOAS assassinaram o sacerdote JOSÉ TALLES degolando o cadáver em seguida ao crime para que não fosse reconhecido.
O GENERAL ARENAS, comandante em chefe das forças expedicionárias em CUBA, pediu ao governo espanhol um novo reforço de cinqüenta mil homens. O ministro SAGASTA respondeu ao pedido declarando que o governo não pode agora enviar mais tropas.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 5 de janeiro de 1899: efetuou-se ontem a terceira reunião preparatória da nova Câmara Municipal. As comissões de verificação de poderes foram de parecer que sejam reconhecidos e proclamadores os vereadores eleitos.
O CLUB TENENTES DO DIABO contratou com o senhor ANGELO GUIANQUITO o barracão da Rua de SÃO JOAO, 210. para aí serem construídos os seis carros alegóricos  para o carnaval do corrente ano. A inauguração do barracão dá-se no domingo próximo
Reabre-se no dia 1º de fevereiro próximo o curso noturno para adultos no bairro de CAMPO GRANDE, mantido pelo professor F. Garret desde setembro. O curso, que não tem recebido o menor auxílio dos poderes públicos, tem uma freqüência de quarenta alunos.
Sem querer molestar a digna inspetoria de Veículos, a qual sabemos que é zelosa, vamos denunciar faltas que precisam de corretivo. Os cocheiros, tanto os carros de praça como dos tilburis andam pessimamente trajados, dormitam nas corridas de um ponto para outro da cidade, e em grande parte têm o seu material bastante estragado. Não é raro que algum desses veículos sofra desastres de modo a impedir o passageiro de continuar o seu trânsito.
A questão da falta d´água na BAHIA continua a agitar o espírito público. O governo do Estado e a municipalidade empregam os maiores esforços para impedir a alteração da ordem.
Consta que os comerciantes de calçados do RIO, em vista dos últimos impostos, resolveram fechar os seus estabelecimentos.  
111 a. terremoto destrói a cidade de MASAYA, na NICARÁGUA, em 5 de janeiro de 1906.
110 a. Promulgada no BRASIL a Lei ADOLFO GORDO, que autoriza a criação de sindicatos profissionais, em 5 de janeiro de 1907.
105 a. correram ante-ontem boatos no RIO de que o pessoal da Estrada de Ferro Central do Brasil estava se preparando para entrar em greve. Felizmente esses boatos até agora não se confirmaram. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 5 de janeiro de 1912).
104 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 5 de janeiro de 1913: (ROMA) Diz o jornal SECOLO XIX que os fazendeiros brasileiros ainda não perderam o costume de tratar os imigrantes como os escravos negros. Diz que certas regiões do BRASIL, pelas péssimas condições sanitárias, são fatais para os europeus.
103 a. HENRY FORD, chefe da companhia automobilística FORD MOTOR COMPANY, estabelece para seus funcionários um salário mínimo diário de 5 dólares, em 5 de janeiro de 1914.
98 a. fundação do Partido Nacional Socialista Alemão, ou PARTIDO NAZISTA, cujo militante número 7 é ADOLF HITLER, em 5 de janeiro de 1919.
95 a. falece o explorador irlandês ERNEST SHACKLETON, famoso por liderar uma das expedições mais difíceis já realizadas ao PÓLO SUL, a do navio ENDURANCE. Morreu em 5 de janeiro de 1922 enquanto fazia outra de suas viagens, dessa vez rumo à GEÓRGIA DO SUL. Aos 47 anos, o comandante não resistiu a um ataque cardíaco. SHACKLETON pretendia seguir com as pesquisas oceanográficas e meteorológicas no HEMISFÉRIO SUL.
92 a. NELLIE TAYLOR ROSS assume o governo do Estado de WYOMING, em 5 de janeiro de 1925. É a primeira mulher a ser eleita governadora nos ESTADOS UNIDOS.
86 a. nasce WÁLTER ABRAHAO. Descendente de imigrantes árabes. Seus avós eram sírios. Walter, cujos pais se chamavam José e Odete, nasceu no interior do estado de São Paulo, em Piraju, a 05 de janeiro de 1931. O pai tinha uma pequena loja e faleceu aos 86 anos. A mãe aos 92. Walter, desde garoto, gostava de esportes, mas principalmente de irradiar esportes. Participava de um jogo de botão, em que jogava e descrevia alegremente as jogadas. Veio para S.Paulo na tentativa de fazer curso superior e com a intenção também, de fazer rádio, pois ele já havia participado da programação da Lins Rádio Clube. O começo foi muito difícil, não só por sua inexperiência, como por ser um ambiente muito restrito. “Quebrou a cara”, como ele diz, mas bateu em várias portas. Tentou rádio Cultura, Piratininga, e várias outras. Por esse tempo já tinha desistido de medicina, sem primeiro sonho, e havia entrado no curso de direito na USP (Universidade de São Paulo). Estudou latim com o famoso professor Castelões, e começou a gostar das matérias jurídicas. Estava resolvido: faria rádio e Direito. E foi o que aconteceu, Conseguiu um bom lugar, ao lado de Aurélio Campos, diretor de esportes das Associadas de São Paulo. E começou a trabalhar em rádio e posteriormente na televisão Tupi. Fez sucesso. Inteligente, pertinaz, foi assessorando Aurélio e criando um estilo novo, quando veio a televisão. Não mais a transmissão-espetáculo, como faziam os locutores esportivos de rádio, mas a descrição mais realista, serena e atenta. Agradou. É verdade que levou anos para finalmente ser o responsável pelo Departamento de Esportes. Começou a irradiar os jogos menores, para bem mais tarde passar para os principais. Quando se formou em Direito, montou seu escritório de advocacia, que teve um crescimento muito grande. E aí entrou uma peculiaridade: Nunca cobrou de nenhum colega do setor artístico, embora os atendesse prontamente. Casou-se só aos 42 anos, com Laura, tendo com ela três filhos: Talita, Marcele e Walter, que seguindo o pai, estuda Direito. Walter Abrahão viajou pelo mundo todo, várias vezes, como narrador esportivo. Esteve em muitas Copas do Mundo, viveu peripécias incríveis. Achou, porém, tempo de ingressar na política e foi vereador muito votado, por duas vezes, embora fazendo uma campanha muito comedida, no que se refere a gastos. Hoje é Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, pela segunda vez. O único que conseguiu a reeleição. A que se deve isso? Walter Abrahão não sabe responder. A verdade é que ele tem um jeito alegre de ser, consegue ser amigo, ser equilibrado, e modesto, pois sempre se impôs por sua inteligência e profundo respeito humano, que demonstra para com tudo e com todos. No dia 8 de agosto de 2011 seu amigo JOSÉ NELLO MARQUES ESCREVEU: Walter Abrahão, descanse em paz! Morreu na tarde desta segunda feira o companheiro radialista, jornalista e advogado Walter Abrahão. Depois de enfrentar uma cruel enfermidade, está no céu, comentando futebol com tantos amigos de tantas glórias. Tive uma convivência maravilhosa com Walter. Me lembro de 1973, quando eu e o conterrâneo Zancopé Simões aparecemos nos estúdios da Tupi, no Sumaré, onde Walter comandava uma mesa redonda de futebol, com muita audiência. Fomos levar produtos de nossa cidade, Garça e ele nos recebeu de uma forma gentil, assim como outras centenas de vezes que nos encontramos nos microfones ou fora deles. Obrigado pela amizade, pelos ensinamentos e pelo carinho. Fique em paz amigo.
85 a. nascimento de UMBERCO ECO. Nascido na cidade de ALEXANDRIA, ao Norte da ITÁLIA, em 5 de janeiro de 1932, UMBERTO ECO contrariou o desejo do pai, que insistia para ele cursar Direito, e entrou na UNIVERSIDADE DE TURIM para estudar filosofia medieval. Foi editor de cultura na RAI, canal estatal italiano, e deu aulas na Universidade onde estudou. Quando já tinha quase 50 anos, começou a escrever romances, após uma bem sucedida carreira acadêmica. Entre suas obras mais conhecidas está 'O NOME DA ROSTA' (1980), livro que mistura romance com referências eruditas. Seis anos após o lançamento, a obra foi adaptada para o cinema, com direção de JEAN-JACQUES ANNAUD. A última publicação do italiano foi 'O NÚMERO ZERO', lançado no ano passado.
ECO era casado desde 1962 com RENATA RAMGE, professora de arte alemã com quem teve dois filhos, CHARLOTTE e STEPHEN. O escritor dividia seu tempo entre sua casa em MILÃO (com uma biblioteca com mais de 30 mil títulos) e sua casa de veraneio em URBINO.
O filósofo e romancista italiano Umberto Eco morreu no dia 19 de fevereiro de 2016 (sexta-feira) aos 84 anos, segundo os jornais italianos "La Repubblica" e "Corriere della Sera".
O intelectual nascido na cidade de Alexandria, no dia 5 de janeiro de 1932, é conhecido por seu romance "O nome da rosa", publicado em 1980. Escritor prolífico, ele também é autor de "O pêndulo de Foucault".
Segundo familiares do filósofo, ele morreu em sua casa na Itália, por volta das 22h30 do horário local (19h30 pelo horário de Brasília).
Veja repercussão sobre a morte do romancista:
Matteo Renzi, primeiro-ministro da Itália, à EFE:
"Foi um exemplo extraordinário de intelectual europeu, unia uma inteligência única com uma capacidade incansável de antecipar o futuro. [...] É uma perda enorme para a cultura, que perderá sua escrita e sua voz, seu pensamento agudo e vivo, sua humanidade."
Mariano Rajoy, chefe do governo da Espanha, no Twitter:
"Minhas condolências à família e amigos de Umberto Eco. Sua obra permanecerá na nossa memória, descanse em paz."
Edney Silvestre, jornalista e escritor, na GloboNews:
“Umberto Eco era absolutamente ativo. Vai fazer uma falta enorme. Ele mostrou a importância do leitor para a obra do escritor. O que seria do escritor sem o leitor que o compreende e que recria na imaginação? Eco era um homem absolutamente consciente da importância dele, não tinha nenhuma modéstia, não era simpático. Mas era uma pessoa atraente por sua conversa brilhante. Houve inúmeras exigências para essa entrevista que fiz com ele em Frankfurt. Mas, do momento que ele entrou na sala, éramos ali apenas ele e eu. Falamos de toda a obra dele. Ele sabia que ele era um marco na cultura ocidental, sabia que tinha ensinado e continuava ensinando todos nós a entender as transformações do mundo. No geral, tudo que ele fez, mesmo alguns livros que não fizeram tanto sucesso... O Umberto Eco mesmo quando era ‘menos bom’ era melhor que a maioria, porque ele tinha uma inteligência extraordinária e uma compreensão do mundo contemporâneo muito maior que a de quase todo mundo. Vai fazer muita falta. Um teórico e um autor de uma importância mundial.”
Leoni, cantor, no Twitter:
"Essa é uma perda irreparável para a Cultura mundial. Umberto Eco era um gigante da arte e do pensamento.
Warren Ellis, quadrinista, no Twitter:
"Devastado. Umberto Eco, o gigante, que mudou meu mundo mais de uma vez, morreu."
Guy Gavriel Kay, escritor, no Twitter:
"Oh, droga. Umberto Eco era um ser humano multi-talentoso, genuinamente interessante (e interessado). Escreveu de forma ampla, e bem. Ele fará falta."
Scott Cohen, ator, no Facebook:
"Umberto Eco... Simplesmente um gênio. Para mim suas palavras e pensamento continuarão a confundir, iluminar e encorajar minha mente. [...] Obrigado a você senhora [Harper] Lee e senhor Eco por tornarem possíveis muitas horas de contemplação e sonhos acordados."
Deke Sharon, cantor, no Twitter:
"Descanse em paz, Umberto Eco. Seus ensaios eram superlativos, um dos grandes pensadores de sua geração."
Roberto Saviano, jornalista e escritor italiano, no Twitter:
“Adeus Professor. Toda a frase que conclui um romance é ‘nomine intocada rosa stat, nomina nuda tenemus’, uma expressão latina que, essencialmente, diz que a ideia de que o fim é apenas o nome das coisas”.
Rafael Tovar, secretário mexicano de Cultura, no Twitter:
“Sinto profundamente o falecimento de Umberto Eco, narrador, filósofo e educador universal”.
Após a morte do escritor, semiólogo, filósofo italiano UMBERCO ECO, 84, na noite de sexta-feira, o editor MÁRIO ANDREOSE anunciou que uma nova obra de ECO, intitulada "PAPE SATAN ALEPPE", será publicada no primeiro semestre deste ano pela editora LA NAVE DI TESEO. Segundo MÁRIO, o livro póstumo reunirá artigos publicados pelo italiano em sua coluna no jornal "L-ESPRESSO" desde 2000. "Apesar de sua doença (câncer), ele continuou a trabalhar até o final da vida em seu novo livro", afirmou o editor. MARIO também anunciou que o funeral de ECO será na terça-feira, dia 23, no CASTELO SFORZESCO, em MILÃO. O local escolhido para a cerimônia se deve ao fato do espaço abrigar um museu com obras de DA VINCI e MICHELANGELO, as quais eram vistas por ECO da janela de sua casa. A pedido do escritor, a cerimônia será laica, já que ele era ateu.
UMBERTO ECO morreu por volta das 22:30 horas (horário local) de sexta-feira, em sua casa, em MILÃO. A causa da morte do escritor, que lutava contra um câncer, ainda não foi oficialmente divulgada.
79 a. nasce o REI DA ESPANHA, dom JUAN CARLOS I, no dia 5 de janeiro de 1938.
79 a. nasce WÁLTER MONDALE, ex-vice-presidente dos ESTADOS UNIDOS, em 5 de janeiro de 1938.
69 a. nasce o comendador CLÓVIS BORGES no dia 5 de janeiro de 1948.
69 a. terroristas judeus destroem com explosivos uma ala do Hotel ING DAVID, de JERUSALÉM, em 5 de janeiro de 1948. No atentado, morreram vinte pessoas.
67 a. GRÃ-BRETANHA rompe relações diplomáticas com a CHINA NACIONALISTA, em 5 de janeiro de 1950.
62 a. inaugurado o último trecho, de 650 quilômetros, da ferrovia amazônica que une BRASIL e BOLÍVIA, em 5 de janeiro de 1955.
62 a. FRANÇOIS MITTERRAND, o Ministro do Interior francês, propõe a integração da ARGÉLIA à FRANÇA, em 5 de janeiro de 1955.
61 a. atriz cinematográfica GRACE KELLY anuncia o seu noivado com o príncipe de MÔNACO, RANIER III, em 5 de janeiro de 1956.
60 a. da criação de um curso prático de teatro pelo ARENA, em 5 de janeiro de 1957. Os responsáveis eram: DÉCIO DE ALMEIDA PRADO (ESTÉTICA), SÁBATO MAGALDI (HISTÓRIA DO TEATRO), BEATRIZ TOLEDO SEGAL (IMPROVISAÇÃO), SADI CABRAL (INTERPRETAÇÃO) e BERNADO BLAY (PSICOLOGIA).
58 a. ALASCA torna-se o 49º Estado norte-americano, em 5 de janeiro de 1959.
53 a. das anotações feitas em 5 de janeiro de 1964 (domingo) – ANO 14º - MÊS 6º DIA 180º - 5 anos e 214 dias na FORÇA PÚBLICA – 121º dia como ASPIRANTE – 108º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Neste domingo sinto-me nervoso como nunca aconteceu comigo nestes últimos meses. As crianças amolam-me bastante e qualquer coisa é alvo para me deixar contrariado. Não posso atinar para essa situação. Encontro um pouco de lenitivo na leitura de meu diário, principalmente o 10º tomo, em seu final de 1959 e início de 1960. Recordo-me assim do fim do 1º ano do Curso de Preparação para o oficialato da Força Pública e o início do 2º CP. Essa leitura deixa-me um pouco calmo.
O domingo é desagradável de passar. A única coisa razoável que faço nesta tarde é ir assistir a missa na igreja da VILA AURORA. Durante a noite assisto alguns bons programas: O RISO DO CINCO – RONALD GOLIAS SHOW – CHICO ANÍSIO SHOW – M.SQUAD (com o caso intitulado “CONTRABANDO”. Finalizando o domingo assisto o TV COMÉDIA com a peça “O DIABO DISSE NÃO” com AMÂNDIO, AMILTON FERNANDES, CLENIRA MICHEL, RITA CLÉOS, GUY LUP, ELÍSIO DE ALBUQUERQUE e outros.
51 a. do registro do que aconteceu no dia 5 de janeiro de 1965 (terça-feira). ANO 15º - MÊS 6º - DIA 180º - 6 anos e 215 dias na FORÇA PÚBLICA - 227 dias como 2º TENENTE - 474 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Tal como aconteceu ontem, vou viajar para SÃO PAULO no trem das 9:14 horas. Somente que a finalidade de hoje é uma só: buscar os trezentos e setenta e sete mil e trezentos e vinte cruzeiros provenientes de uma licença prêmio em pecúnia, requerida por mim em janeiro de 1964. Viajo com o CABO WÁLTER HERMAN HEYDER e com outros conhecidos, alguns dos quais são os mesmos de ontem.
No BATALHÃO DE GUARDAS as coisas ainda permanecem na mesma. O CAPITÃO MÁRIO FERREIRA comanda interinamente; está no SubCmdo interino o CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS. A única novidade é o retorno do 1º TENENTE OSVALDO DE SORDI, que se encontrava em gozo de três meses de licença-prêmio. Por ser o tenente mais antigo do batalhão, assume o Comando da 1ª Companhia, ou seja, a Escola de Soldados.
Depois de alguns entraves insignificantes, o 2º TENENTE GÉRSON DE OLIVEIRA paga-me a licença-prêmio em penúnia.
Almoço no BATALHÃO DE GUARDAS porque lembro de um fato que estava me passando desapercebido. Tinha prometido para o civil SEVERINO DE FREITAS e 3º SARGENTO MORGADO que iria reiniciar as aulas para o preparatório à Escola de Oficiais nesta data, às 15:30 horas.
Conversando com o TENENTE OSVALDO DE SORDI sobre o casamento do TENENTE LUIZ GONZAGA, que deverá se realizar no dia 16 do corrente, estamos planejando ir a JACAREÍ, onde se realizará o enlace matrimonial.
No BG os oficiais esperam a chegada dos novos aspirantes que, já deveriam estar no batalhão, pois saíram da escola em 15 de dezembro. Para o BG fala-se nos nomes dos ASPIRANTES PAULO OVÍDIO TODAY, CRISPINIANO, PORT, LAMENZA, SALLES JÚNIOR e mais dois. Por estes dias deverão estar estourando por aí.
Espero a chegada do SEVERINO e MORGADO mas perco meu tempo. Não aparecem e quando são 16 horas deixo o BG.
Na estação ROOSEVELT vou embarcar no trem das 17:25 horas. Vem completamente cheio até a estação de ITAQUERA.
Janto com meus pais e vou ao CINE COLONIAL. Assisto um dos melhores filmes que esse cinema já passou. Trata-se do inédito TORMENTOS D´ALMA. Um psicólogo de cor, trabalhando numa penitenciária, tem um problema com um dos presos racistas. Precisa desvendar sua alma e o racista sempre ataca o fato do médico ser de cor. É um filme apaixonante pelo tema abordado.
Até mais de uma hora da madrugada vou permanecer na PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS conversando com os soldados de serviço na patrulha e, entre eles: FLORISBELO, JOÃO DOS SANTOS, JOÃO GONÇALVES, CARIOCA e outros.
Numa cidade pequena tudo é fácil de se reparar e se vê perfeitamente a onda de irregularidades no centro de POÁ e, como sempre, o 2º SARGENTO NELSON RIZZO está manietado e de olhos vendados.
Termino tarde mais um dos dias de minhas férias, agora no início da segunda quinzena.
51 a. da tomada de fatos acontecidos em 5 de janeiro de 1966 (quarta-feira). ANO 16º - MÊS 6º - DIA 179º - 7 anos e 215 dias na FORÇA PÚBLICA - 592 dias como 2º TENENTE - 839 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Tenho de enfrentar as praças do BATALHÃO DE GUARDAS desde que chego no quartel. Todos perguntam sobre a questão do pagamento e não sei nada sobre o mesmo.
A revista das 7 horas é difícil de se aguentar. A tropa entra em forma armada e equipada, com mochila, tal como quer o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA. Cantam-se os Hinos Nacional e da Força Pública e sofre-se em forma até mais de 8 horas.
O 2º TENENTE JOSÉ ROMEU, tesoureiro do Corpo Musical, transmite-me o recado que às 15 horas deveremos estar no Banco do Brasil a fim de recebermos o dinheiro referente ao pagamento de dezembro. Isto me vai deixar satisfeito e procuro transmitir a notícia aos componentes do Batalhão.
Os ASPIRANTES EURICO, VALDIR, ADAUTO, COELHO, DOWER continuam estagiando na FIF. O ASPIRANTE COELHO acompanhar-me-á até o BANCO DO BRASIL logo mais.
Encerrando o expediente, vou permanecer na FIF, esperando o horário de ir para o Banco. Às 15 horas, deixamos o quartel rumo ao Banco. O motorista é o SOLDADO ROBERTO MAIO. Chove muito nesse momento.
Os tesoureiros que primeiramente encontro no Banco são: 2º TENENTE JOÃO ROSA (12º BP) e 1º TENENTE CALCIOLARI (BTA). Depois chegam os outros: 1º TENENTE PALUMBO (S.SUBS); AMÉRICO VICTOR SALVATO (2º BP); 1º TENENTE SALES (SF); 2º TENENTE SACOGNE (SI); 2º TENENTE PEIXOTO (S COM); 2º TENENTE JOSÉ ROMEU (CORPO MUSICAL); 2º TENENTE RUI MARTINES GALARÇA (COMPANHIA DE GUARDAS); 1º TENENTE ÁTILA (11º BP).
São mais de 16 horas quando chega o CAPITÃO WALDOMIRO DE ABRU, tesoureiro geral. Há o sorteio e recebo o número 7. Recebo mais de setenta e um milhões nesta oportunidade e retorno ao BATALHÃO DE GUARDAS logo em seguida.
MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA está-me aguardando. O dinheiro é colocado no cofre e, amanhã, embora seja ponto facultativo, faremos o pagamento da tropa.
Um pouco cansado, chego em meu lar lá pelas 19 horas. Ainda me distraio com programas de televisão e assim encerro mais uma data em que recebo pagamento como Chefe da FIF.   
50 a. das anotações em 5 de janeiro de 1967 (quinta-feira). ANO 17º - MÊS 6º - DIA 180º - 8 anos e 215 dias na FORÇA PÚBLICA – 22º dia como 1º TENENTE – 275 dias na 2ª Companhia Independente.
Passo uma manhã dedicada ao sossego, ao lado de minha esposa e meus filhos. Deixo meu lar somente depois das 11 horas.
Compro o jornal NOTÍCIAS POPULARES e as notícias que mais me interessam são sobre o caso da CASA MILITAR do governador LAUDO NATEL: LAUDO afasta-se da crise fazendo viagem à FRANÇA; CASO DA FP PODERÁ FICAR PARA ABREU SODRÉ RESOLVER e a notícia seguinte: “Podemos adiantar que o TENENTE-CORONEL HÉLIO CARDOSO FERNANDES, atualmente no Serviço de Intendência, foi convidado pelo governador LAUDO NATEL para ser o novo Chefe da CASA MILITAR. Esse oficial é merecedor da amizade e simpatia do chefe do Executivo bandeirante, já tendo exercido esse cargo. Foi promovido pelo senhor LAUDO NATEL. Apesar do convite, informa-se, por outro lado, que devido o exíguo tempo que resta de governo, o CAPITÃO CONTE ficaria respondendo pelo expediente.
No PP de VILA GALVÃO encontro-me com o SOLDADO FRANCISCO, que possui uma casa em GOPOÚVA e quer vende-la. Leva-me para vê-la. A casa é boa, mas MARIA precisa conhece-la para que então se pense em fazer algum negócio.
Chego na 2ª CI às 12:30 horas. Logo em seguida chega o 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA. O CAPITÃO JAIR foi para SANTO ANDRÉ conversar com o MAJOR LARA, que disse estar acontecendo fatos gravíssimos em GUARULHOS.
O 1º SARGENTO FLÁVIO, mais uma vez me procura, a mandado do TENENTE SÉRGIO. Quer que eu deixe “barato” o caso que tomei a pulso. Estou esperando a tal de informação que o TENENTE SÉRGIO diz que vai me mandar. Acontece que isso é apenas uma espécie de intimidação. Como nada consegue o SARGENTO FLÁVIO, o próprio TENENTE SÉRGIO vem conversar comigo. Humilha-se em confessar-se culpado e quer que eu não me importe mais com o caso. De fato não preciso mesmo ligar para a situação criada pelo TENENTE SÉRGIO, pois o CAPITÃO JAIR já deve tomar as necessárias providências.
O TENENTE SÉRGIO rebaixa-se ao extremo e pede minha amizade. Devemos nos unir para evitar que se desmorone o nome da oficializade da 2ª CI. Acontece que tudo que está acontecendo por  causa desse oficial e ele aceita minhas reprimendas. É uma guerra em que saio ganhando.
O CAPITÃO JAIR chega lá pelas 16 horas. Usa meu gabinete para confeccionar as ordens de Serviço para o TENENTE SÉRGIO explicar fatos gravíssimos que ele descobriu em SANTO ANDRÉ. O SOLDADO SANTISTA foi “achacar” no ABC. O CAPITÃO JAIR quer punir o TENENTE NUNES por causa de não lhe ter dado as devidas informações. Levo a vê-lo que esse oficial nada tem a ver com os desmandos do outro, que é mais antigo.
O expediente todo é de agitações. O CAPITÃO JAIR reúne os oficiais e explica essa série de fatos contraditórios que vêm acontecendo na 2ª CI, por culpa do TENENTE SÉRGIO.
Deixo a 2ª CI com o 2º TENENTE NUNES FERNANDES e ASPIRANTE LUÍS LUCAS. Durante a viagem traçamos comentários sobre o que vamos fazer daqui por diante, no sentido de erguer a moral da Companhia.
Chego em casa às 20:30 horas. Depois da janta, passo a assistir alguns programas na televisão. Entre eles está o filme de longa metragem, pelo canal 5, que recebe o nome de CONTRA-ESPIONAGEM.                                                                                                                                 
49 a. ALEXANDER DUBCEK é eleito primeiro-secretário do Partido Comunista Checo, em 5 de janeiro de 1968. Ele impulsionou a independência de seu país. 
44 a. falece o vereador JOSÉ DE ALMEIDA DINIZ em 5 de janeiro de 1973. Nasceu em CAMPINAS no dia 7 de abril de 1909. Foi comerciante no bairro de SANTO AMARO, onde ficou conhecido como o “ZÉ DA FARMÁCIA”. Ocupou o cargo de vereador de 1948 a 1972. Uma das avenidas de SANTO AMARO tem o seu nome.
43 a. das seguintes anotações, em 4 de janeiro de 1974: “Sinto-me mais tranqüilo neste 4 de janeiro. Pela manhã, posso me dedicar um pouco ao lar. Sentimos a falta do MÁRIO que, desde o dia 1º, encontra-se em casa de meu tio RENATO FONSECA, em POÁ. No JARDIM BANDEIRANTES, às 10 horas, chega o JOÃO FACHINI. Vem conversar comigo acerca de negócios que ele pretende fazer na semana que vai entrar, necessitando no entanto de prévio entendimento comigo. O jeep do P3 encontra-se baixado. Preciso ir para o trabalho, usando meu carro. No QUARTEL GENERAL, a sexta-feira é cheia de altos e baixos. Tomamos conhecimento que o CORONEL UBIRAJARA SPÍNOLA BRAVO deixou o Comando do Policiamento de Trânsito, após criar um problema relacionado com motoristas para os carros-guinchos do DSV. O TENENTE-CORONEL HORÁCIO BOSON é o novo Comandante do CPT. Isso, no entretanto, cria um problema para o COPOC. È que o CORONEL JUVENAL LOPES DA SILVA deixa a D.G.E. e assume o COMANDO DO POLICIAMENTO OSTENSIVO DA CAPITAL. O CORONEL BRAVO vai para a DIRETORIA GERAL DE ENSINO. Tenho uma série de serviços no P3, relacionada com pedidos de policiamento, cômputo de ocorrências atendidas pelo Patrulhamento Tático Móvel. O TENENTE RICARDO ajuda-me no que pode. Ele também está acumulando a Secretaria do COPOC e a função de P1. Sou designado para ir ao II EXÉRCITO no próximo dia 8, a fim de planejar o policiamento para a vinda do Presidente da República a SÃO PAULO, ainda este mês. Surge um boato que, possivelmente, o COMANDANTE GERAL caia na primeira quinzena de janeiro. Se isso ocorrer, a agregação do CORONEL SYDNEY GIMENES PALÁCIOS foi inútil. A semana que vem é decisiva para a sorte do CORONEL THEODORO CABETTE. Deixando o Q.G., regresso a GUARULHOS e ao JARDIM BANDEIRANTES. Ali, permaneço até tarde”. Obs: nessa época eu era CAPITÃO e o COPOC, onde exercia a função de P3, seria no futuro o CPC, depois CPM e, bem mais recentemente, dividido em CPC e CPM, isto é, Comando de Policiamento da Capital e Comando de Policiamento Metropolitano.    
38 a. das anotações feitas em 5 de janeiro de 1979: o Boletim Geral dá a transferência do 1º TENENTE PM ARNO ZAGNI do CPChq para o CSM/MB; classificação do CAPITÃO PM FERRARINI no 1º BPChq e transferência do CAPITÃO PM COURA para o 1º BPChq. O CAPITÃO PM ZANNI é transferido do 1º BPChq para o 2º BPMM. Nesta sexta-feira revejo a situação do Processo 1024/68 cuja Sentença Absolutória é de 16 de fevereiro de 1976. Chega a notícia de que a ROTA 369 em perseguição a uma BRASÍLIA ontem foi vítima de um tiroteio proporcionado pelos ocupantes do carro. É quase uma repetição do que aconteceu com as ROTA 66 e 120. Encerro a Sindicância referente ao PM MARTINEZ após receber um ofício do Centro Médico. O PM ZÚNGULO não pôde trabalhar nesta tarde por causa do enterro de uma cunhada. Às 16 horas falece o CORONEL CAPELÃO PM Ref MONSENHOR PAULO AURISOL CAVALHEIRO FREIRE. O corpo será velado no Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”. Pela primeira vez em 1979 jogamos futebol de salão. Em casa, pelo JORNAL NACIONAL fico sabendo que o inverno na EUROPA continua apresentando vítimas. A situação é de calamidade. Continuo lendo “OS CONSPIRADORES.
38 a. falece o Coronel Capelão Monsenhor AURISSOL CAVALHEIRO FREIRE, em 5 de janeiro de 1979. Pertenceu à Revolução Constitucionalista de 1932; à 2ª Grande Guerra e às forças de paz da ONU em SUEZ. Foi presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.  
35 a. MARÍLIA PÊRA é eleita, em 5 de janeiro de 1982, como a melhor atriz de 1981, pela sociedade dos Críticos de Cinema dos ESTADOS UNIDOS. MARÍLIA PÊRA trabalhou no filme PIXOTE.
34 a. MARCELO RUBENS PAIVA lança “FELIZ ANO VELHO”, em 5 de janeiro de 1983, livro que conta a história da época em que o autor ficou paralítico.
34 a. entra no ar a REDE MANCHETE DE TELEVISÃO, em 5 de janeiro de 1983.
33 a. consta o seguinte nas páginas da agenda de 5 de janeiro de 1984, quinta-feira: acompanho o CORONEL PM HELTON NOGUEIRA DIEFENTHALER ao CSM/MB onde está havendo a solenidade do 8º aniversário da Unidade. O MAJOR PM DALMIRO GOMES está chefiando interinamente o Centro. Preside a solenidade o CORONEL PM NEWTON BORGES BARBOSA, Chefe EM/PM. O CORONEL PM PESSOA, Comandante do Policiamento da Capital, também está presente. TENENTE-CORONEL PM CÉLIO, TENENTE-CORONEL PM BRANDÃO, MAJOR PM CARLINI, MAJOR PM ERNESTO BALESTRERO FLÓRIO, MAJOR PM VALDIR BRÁS DE ALMEIDA são outros oficiais presentes.
O CORONEL PM HELTON dá ordem para que o helicóptero vá até o km 27 da Rodovia dos Trabalhadores. Ali está havendo movimentação de pessoas em represália por atropelamentos no local. O 1º TENENTE PM ALBERTO entra via telefone comigo dizendo que um dos helicópteros deverá passar a disposição do Palácio dos Bandeirantes, por uma hora e meia, a fim de ser usado pela TV MANCHETE.
A festa do CSM/MB agradou. Ótima demonstração dos motociclistas. Almoçamos no CPChq: CORONEL PM HELTON, MAJOR PM VENTURA, TENENTE PM ALBERTO, TENENTE PM BENEDITO e TENENTE PM VIANA. À tarde, prossegue a delicada situação do km 27 da Rodovia dos Trabalhadores, com reportagem no local e cerca de 200 pessoas (a maioria é de mulheres e crianças); ANA SOARES DE SOUZA, 42 anos e sua neta DAYANA CRISTINA, dois anos, foram atropeladas e mortas naquele trecho. O povo exige um viaduto ali. Ontem, os moradores queimaram o FIAT de REINALDO DOS REIS, o atropelador (ele conseguiu fugir). O helicóptero retorna ao km 27 e somente depois das 16 horas é que volta a normalidade. No choque, quatro pelotões estão em condições de emprego. Ficamos de prontidão até às 19 horas. O CAPITÃO PM CAVALHEIRO entra de serviço como Oficial Supervisor à Área de Choque.
Em casa, percebo que LUCINDA está muito preocupada com sua filha MARLENE. Hoje pela manhã ela veio comigo até o quartel e depois se dirigiu à estação da FEPASA e ao Consulado do PERU, à procura de informações de como irá realizar sua viagem àquele país. Diz LUCINDA que ela tem apenas 200 mil cruzeiros para a viagem. Isso é muito pouco e não dará para chegar ao PERU. Está vendendo todos os seus pertences e seu comportamento chega a ser até misterioso.
O PM JOÃO já alugou a casa em SÃO CAETANO, mas ainda não resolveu sua situação com a ALICE. Hoje está aqui em nossa residência.
O jornalista alemão KARL ALBERT BRUGGER, assassinado no RIO DE JANEIRO, teve seu corpo cremado hoje em SÃO PAULO, na VILA ALPINA. As cinzas serão enviadas para a ALEMANHA. Era correspondente da RDA-RÁDIO E TELEVISÃO. Tinha 41 anos de idade.
Na revolta do povo na Rodovia dos Trabalhadores, um PM do 15º BPMM, JANDUIR CAVALCANTI DE BARROS, teve a perna quebrada ao receber violento golpe desferido por uma mulher que estava armada com uma barra de ferro. Os corpos de ANA SOARES DE SOUZA e sua neta DAYANA CRISTINA DE SOUZA foram enterrados no Cemitério do BONSUCESSO.
IBITINGA se prepara para mais um sorteio da loto. Ali, a quina já saiu três vezes. Preso em POÁ o maior assaltante de bancos do país, JÚLIO NICOLAI. Ele já conseguiu fugir de cinco presídios. Seu prontuário tem quatro metros de comprimento. Está condenado até o ano 2014.
O Cardeal polonês JOSEF GLEMP encontrou-se com o GENERAL JARUZELSKI.
INPC de fevereiro: 6,5%
Acumulado nos últimos doze anos: 172,90%
Reajuste dos aluguéis em fevereiro: 138,32%
Na ARGENTINA estima-se que sete mil presos políticos foram mortos na época da repressão. MASSERA será julgado como mandante dessas mortes. Na PENSILVÂNIA, um ataque nuclear alerta 44 cidades. O povo nem se abalou.            
32 a. nascem em um hospital de PARIS os primeiros trigêmeos de proveta, em 5 de janeiro de 1985.
32 a. falece VILANOVA ARTIGAS, em 5 de janeiro de 1985. Nasceu em 23 de junho de 1915.
30 a. das anotações em 5 de janeiro de 1987: o PM SAPUCAIA está cumprindo corretivo de 15 dias por ter-se embriagado em 30 de dezembro de 1986. Está preso desde aquela data. Converso com ele sobre isso.
O TENENTE-CORONEL PM ALUÍZIO está no Comando Interino do CPA/M-1 porque o CORONEL PM FRANCISCO TEIXEIRA entrou de férias. O TENENTE-CORONEL PM BIO, mais antigo do que o ALUÍZIO, também entrou em gozo de férias.
CORONEL PM CRISCIBENE vem ao 2º BPChq. Fala de seus interesses no novo governo. Quer passar para a reserva se lhe reservarem um lugar bom na vida civil. Tem mais 14 meses para completar o sétimo qüinqüênio (35 anos de serviço). Parece que o CORONEL PM THESEO irá continuar no Comando Geral da PMESP. O nome de PERCIVAL DE SOUZA está surgindo para a Secretaria da Segurança Pública.
Vou ao CAES. Entrego dois livros do PERCIVAL que já li. O MAJOR PM RENATO tira-os da biblioteca do CAES. O TENENTE-CORONEL PM CARLOS FUGA, no Comando Interino, empresta-me uma segunda apostila de assuntos para o vestibular ao CSP 87.
O CABO PM LAMEIRINHA substitui o CABO PM ANTÔNIO LOPES NEGRETTI como meu motorista. O NEGRETTI está em gozo de férias.
Talvez funcione no 2º BPChq uma Escola de Cabos, tão logo encerremos a atual Escola de Soldados (término em 16 de janeiro). CORONEL PM CRISCIBENE quer conversar com o CORONEL PM CARVALHO (Diretor de Ensino e Instrução) a respeito disso.
Em casa, pouco dá para estudar. Revejo os Extremismos Ideológicos na América Latina.
O presidente dos EUA, RONALD REAGAN, foi submetido a uma cirurgia da próstata, no Hospital Naval de BETHESDA, em WASHINGTON. Durou 45 minutos. Ainda não foi oficiado o resultado da operação. Em 1967, REAGAN já sofrera uma operação da próstata. Em 1985, foi submetido a outra cirurgia para extrair um tumor canceroso do cólon.   
27 a. falece o ator ARTHUR KENNEDY, em 5 de janeiro de 1990.
26 a. do assassinato do engenheiro ROYCE HÉRBERT DAVI JÚNIOR, no PARQUE IBIRAPUERA, em 5 de janeiro de 1991.
25 a. falece o “REI DA NOITE”, o empresário CARLOS MACHADO, em 5 de janeiro de 1992.
23 a. assassinato de PEDRO ANTÔNIO OLIVEIRA NETO, filho de um dos nossos vizinhos da Avenida Benvindo Tolentino Neto. O crime ocorreu às 22h 30 min, de 4 de janeiro de 1994.
23 a. falece a atriz CLÁUDIA MAGNO, em 5 de janeiro de 1994.
22 a. da posse do CORONEL CLAUDIONOR LISBOA no comando geral da PMESP, em 5 de janeiro de 1995. Passou o comando para o CORONEL CARLOS ALBERTO DE CAMARGO em 26 de setembro de 1997. Em 2002, o comandante geral, CORONEL RUI CÉSAR MELO, entregou o cargo para o CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. No dia 28 de dezembro de 2004, o CORONEL PM ALBERTO passou o comando da PMESP para o CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES. No dia 6 de janeiro de 2007, assumia o Comando Geral o CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ. DINIZ entregou o Comando ao CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO. O CORONEL PM CAMILO passou o Comando ao CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA. O CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA substituiu o CORONEL PM ROBERVAL. MEIRA passou o Comando Geral ao CORONEL PM RICARDO GAMBARONI, que se encontra no cargo nos dias de hoje.
22 a. transferência para a reserva: Coronel ROTCHSCHILD ADILSON SILVA e Coronel ALFREDO VIEIRA DAS NEVES, em 5 de janeiro de 1995. ROTCHSCHILD nasceu em 7 de outubro de 1946. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 14 de fevereiro de 1964. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 24 de agosto de 1968. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1969; 1º Tenente – 24 de maio de 1975; Capitão- 25 de janeiro de 1979; Major – 15 de dezembro de 1986. Não tenho as datas de suas outras promoções. Já o Coronel ALFREDO nasceu em 5 de julho de 1942. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 5 de março de 1963. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 24 de agosto de 1968. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1969; 1º Tenente – 24 de maio de 1974; Capitão – 25 de janeiro de 1979; Major – 15 de dezembro de 1985. Não tenho as datas de suas outras promoções.
21 a. falece o tenor norte-americano RICARDO VERSALLE, em 5 de janeiro de 1996.
21 a. falece o terrorista palestino YAHYA AYYASH, conhecido como “ENGENHEIRO” e considerado o principal planejador dos atentados a bomba que o grupo extremista HAMAS cometeu em ISRAEL. Foi vítima da explosão do seu telefone celular quando o mesmo tocou e ele atendeu, no dia 5 de janeiro de 1996.
21 a. da demissão do primeiro-ministro do JAPÃO, TOMIICHI MURAYAMA , em 5 de janeiro de 1996, depois de um ano e meio à frente do governo.
21 a. ANDREI KOZYREV, Ministro das Relações Exteriores russo, renuncia em 5 de janeiro de 1996. Ele era admirado no Ocidente, mas desprezado por russos comunistas.
20 a. das seguintes anotações em 5 de janeiro de 1997: LUCINDA quer fazer compras na manhã deste domingo. Acompanho-a e, na banca do PITUCA, adquiro o Jornal da Tarde e a Folha de São Paulo. Na biblioteca, leio os jornais e cuido de meu arquivo e da reeleitura das minhas memórias. O RALI DACAR-AGADES-DACAR faz a primeira vítima na sua segunda etapa. O piloto francês JEAN PIERRE LEDUC caiu de sua moto e teve morte instantânea. LEDUC, que participava pela primeira vez do rali, foi a 34ª vítima fatal do rali, iniciado em 1979. O EUDES, filho de dona ÂNGELA, que operou o apêndice no dia 2 de janeiro, teve alta e retorna ao seu lar. Na tarde, ouço as primeiras partidas da 28ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. O SÃO PAULO derrota s Seleção da CHINA por 1 a 0. O CORINTHIANS vence o AMÉRICA de MINAS GERAIS por 4 a 2. Todos os gols corintianos foram feitos por MARCOS ALEMÃO. Os demais resultados da primeira rodada estão num recorte de jornal que acompanha o meu diário quando eu o escrevia à mão. Depois de quatro dias com tempestades ininterruptas, a chuva finalmente começou a dar uma trégua em MINAS GERAIS. O corpo de uma criança de 7 anos, encontrado no bairro de OURO PRETO, em BELO HORIZONTE, elevou para 66 o número de mortos em todo o Estado. Houve 386 desabamentos em todo o Estado, deixando 26.227 pessoas desabrigadas. No total 5733 casas foram destruídas e 2557 famílias estão ilhadas. O Secretário Municipal de Abastecimento, FRANCISCO NIETO MARTIN, de 71 anos, vai ficar afastado do cargo por 15 dias. Ele sofreu um derrame e está internado desde o dia 2 de janeiro no Instituto do Coração. O investigador EDUARDO RUIZ, de 31 anos, foi assassinado quando perseguia dois assaltantes de banco. Os bandidos foram vistos na COHAB JOSÉ BONIFACIO e, durante a perseguição, EDUARDO foi baleado. Termino de ler nesta noite o primeiro volume do romance de NORMAN MAILER – OS NUS E OS MORTOS.    
19 a. da morte do ex-cantor e deputado SONNY BONO, ex-marido da cantora CHER, em 5 de janeiro de 1998.
19 a. do assassinato do BANDIDO DA LUZ VERMELHA, JOÃO ACÁCIO PEREIRA DA COSTA, em 5 de janeiro de 1998. Recebeu um tiro de espingarda na cabeça em uma lanchonete na estrada CUBATÃO GRANDE, de acesso à praia VIGORELLI, em JOINVILLE, na zona leste da cidade. Foi um famoso criminoso dos anos 1960. O bandido, que em agosto de 1997 saiu da cadeia depois de cumprir 30 anos de prisão, foi morto, segundo vizinhos de seu tio, por um rapaz chamado NELSON. O caso está sendo investigado pelos policiais da 4ª Delegacia da cidade. Autor de quatro homicídios, sete tentativas e nada menos que 89 assaltos, fora os estupros, LUZ VERMELHA se tornou célebre no mundo do crime e até virou filme. Depois que saiu da cadeia, foi morar com os tios-padrastos JOÃO PEREIRA DA COSTA, de 81 anos, e MIRIAM MARIA DA COSTA, de 58 anos, em CUBATÃO GRANDE. Em outubro de 1997 acabou se desentendendo com a família. A tia MIRIAM jogou um banco de madeira e o LUZ VERMELHA também apanhou do filho dela, conhecido apenas como TAIO. Depois da briga, LUZ VERMELHA foi morar justamente com a família de NELSON, no mesmo bairro dos tios-padrastos. Segundo vizinhos de JOÃO PEREIRA, a família de NELSON não tem boa fama. O próprio suspeito de matar o famoso bandido já teve, segundo os mesmos vizinhos, problemas com a polícia. LUZ VERMELHA sequer foi socorrido após levar o tiro na cabeça. Morreu na frente da lanchonete. Outras anotações nessa data: na manhã desta segunda-feira, ainda com muito calor (em GUARULHOS temos 36 graus pela manhã) vou para São Paulo. Recomeçamos os contatos com os oficiais, iniciando a vida ativa em 1998. O MARCOS dá notícia do NILSO, afastado por causa da OPERAÇÃO NACIONAL, agora em sua segunda parte. Fico sabendo que o TENENTE-CORONEL PM ALCÂNTARA é o comandante interino do CPA/M-1 desde 22 de dezembro de 1997. O CORONEL PM GÉRSON DOS SANTOS REZENDE deixou a área Centro e no dia 22 de dezembro assumiu o Comando do Policiamento Rodoviário. No MMDC começamos 1998 com a notícia da saída do funcionário VASCO. Estava atendendo a portaria e cuidando do recebimento das anuidades dos associados. Arrumou um serviço para ganhar muito mais do que recebe na Sociedade. Dona MARIA deverá ocupar o seu lugar. O CORONEL CANAVÓ surge nesta tarde com uma idéia fixa: responder a um artigo do GENERAL IBIAPINA, Presidente do Clube Militar, publicado no jornal OMBRO A OMBRO. Esse general critica as idéias do falecido GENERAL ANDRADA SERPA e isso mexe com os brios do CANAVÓ, amigo do falecido general. Dona MARIA ajuda-me a fazer o inventário de um cofre que ninguém sabe o que tem dentro. Quem cuidava desse cofre era o senhor BELEGARDE, falecido há anos. Em casa, atendo um telefonema do senhor GERALDO FARIA MARCONDES. O veterano de 32 tem pressa em ver realizada a reunião do Conselho Supremo para julgar o Caso REGINA. Outro assunto é sobre a inauguração de um prédio que irá abrigar o 25º BPMM, de ITAPECERICA DA SERRA. Quer o senhor MARCONDES condecorar o prefeito, um vereador e três policiais militares na oportunidade. 
18 a. falece o professor de filosofia da UFRJ, CLÁUDIO ULPIANO, em 5 de janeiro de 1999.
18 a. presidente americano BILL CLINTON anuncia a flexibilização da restrição comercial, em 5 de janeiro de 1999. Outras anotações nesta terça-feira: às 11 horas, estou no BANESPA. Ali, converso com o gerente FERNANDO, CORONEL PM GUARACIABA e CORONEL PM Ref ALCIONE. Mantenho um contato telefônico com OREZ, que se encontra fora do Estado desde meados de dezembro. Viajou para a BAHIA. ALZENIR deverá executar uma operação na VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA em 10 de janeiro. Pensa seriamente nessa missão. Tenho notícias de vários integrantes da mega-operação contra roubos de cargas. DUDA fica comigo até às 15 horas, aproveitando que o MMDC está em recesso e o fato de que ele deverá fazer um painel sobre esses roubos de carga, talvez para uma aula que iremos dar amanhã na Rua BENJAMIN CONSTANT. Quando estou regressando para GUARULHOS, no EXPRESSO COCAIA, começa a chover. LUCINDA e MARLENE trabalharam duro em casa. Estão colocando os móveis nos seus lugares agora que a reforma chegou ao fim.
Aconteceu a primeira chacina do ano. Os corpos de três pessoas foram encontrados hoje na Rua SÃO SEBASTIÃO, próximo à favela do ORATÓRIO, em MAUÁ. As vítimas foram executadas a tiros, do sexo masculino e adultas. Em 1998, 308 pessoas foram mortas em 89 chacinas. Em 1997 o número de chacinas foi de 47, com um total de 167 mortos.
A dupla sertaneja ZEZÉ DI CAMARGO e LUCIANO disse hoje, em MACEIÓ, que a família reunida em GOIÂNIA decidiu pedir para a polícia entrar no caso do seqüestro do irmão deles, WELLINGTON CAMARGO, desde o dia 16 de dezembro. O delegado MARCOS MARTINS, do grupo ANTI-SEQUESTRO (GAS) vai entrar no caso.
Em mais um grave incidente, caças-bombardeiros F-15 e F-14 americanos foram interceptados por aviões militares iraquianos na zona de exclusão aérea no SUL DO IRAQUE e dispararam contra eles. Um MIG pode ter caído.   
17 a. falece ISOLDA CORRÊA DIAS – conhecida pelo apelido de MORGANA – aos 65 anos, no dia 5 de janeiro de 2000. Era conhecida como a “FADA LOIRA”. Ficou famosa pelas músicas: HINO AO AMOR – SERENATA DO ADEUS bem como pela música tema da novela mundialmente conhecida  “O DIREITO DE NASCER”. Foi inquilina de meu tio CARLOS HENRIQUES SECCO, na Rua ALTINO ARANTES, na VILA MARIANA, na década de 1950.
17 a. do PLANO  141 13H1 714 16418 20181/. Data de 5 de janeiro de 2000.

ACONTECEU EM 5 DE JANEIRO DE 2001  :  -    SEXTA-FEIRA
Muito calor nesta manhã: 32 graus quando chego na Estação ARMÊNIA. No BANESPA, converso com o CORONEL PM CARLINI e com o CAPITÃO PM Ref IRINEU FELLIPE. Com alguns oficiais presentes comentamos a vontade dominadora do governador MÁRIO COVAS em se tratando da doença que o vem judiando há três anos.

FALECEU o ex-presidente do TRT (TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO), juiz JOSÉ VICTÓRIO MORO, aos 68 anos, vítima de infarto. Ele era o decano do TRT da 2ª Região. Presidiu o maior TRT do país no biênio 1992/1994 – período imediatamente posterior ao de NICOLAU DOS SANTOS NETO, o famigerado e tristemente conhecido LALAU. Foi assessor jurídico do Ministério do Trabalho na gestão de MURILLO MACEDO (governo JOÃO FIGUEIREDO ). Natural de ITAPIRA, interior paulista, MORO formou-se em Direito pela PUC de CAMPINAS em 1960. em 1962, foi nomeado juiz togado (juiz vitalício) do TRT, no qual exerceu ainda a vice-presidência e a presidência da Seção Especializada em Dissídios Coletivos.

O PM FRANCISCO MARTINS PEREIRA , de 32 anos, deu um tiro no chão, em plena avenida PAULISTA. Ele estava na cabine da PM na esquina da PAULISTA com a Rua AUGUSTA. Há a suspeita de que ele pretendia se matar, mas a POLÍCIA MILITAR nega essa versão. O Coronel ALEXANDRE MELCHIOR RODRIGUES, comandante do CPAM-1 disse que o PM estava estressado por problemas familiares. MARTINS pediu um carro e, na Rua MARIA PAULA, foi desarmado e rendido. Foi levado imediatamente para o HOSPITAL MILITAR, onde passou por tratamento psicológico.

NA LUTA CONTRA O CÂNCER, o governador MÁRIO COVAS concordou – e não se intimidou – em buscar a cura com um tratamento ainda em fase experimental. A IMUNOTERAPIA – uma nova alternativa à quimioterapia – que COVAS se submeteu no INSTITUTO DO CORAÇÃO. O tratamento visa impedir o surgimento de novos focos do câncer. A droga usada pela equipe médica é um anticorpo chamado MONOCLONAL HUMANIZADO, que não está disponível no mercado. O composto, produzido pelo laboratório alemão MERCH DARMSTADT é distribuído pelos centros de pesquisa apenas. Existem somente 35 pacientes na ALEMANHA fazendo esse tipo de tratamento. Embora tenhamos grandes queixas do governador, declaradamente contra a Polícia Militar (há seis anos congelou o nosso salário), reconhecemos que ele é um homem de coragem. Não larga do governo, apesar da doença.  

FALECEU o humorístico da SBT, o MAGNÓLIO da PRAÇA É NOSSA. ALDO DA SILVA CÉZAR, de 72 anos, sofreu uma embolia pulmonar. Ele estava internado no INCOR desde 15 de dezembro de 2000, quando passou por uma cirurgia no coração.

O PM FRANCISCO MARTINS PEREIRA dá um show em plena Avenida PAULISTA. Depois de receber um telefonema de sua mãe, por volta das 10 horas, ele entrou na cabine blindada em que trabalha, na esquina da Rua AUGUSTA com Avenida PAULISTA e, ali, falou coisas desconexas no rádio-comunicador da PM, tendo disparado um tiro no chão. Carregando uma arma, ele entrou num carro do serviço reservado e, na Rua MARIA PAULA, com o PM SIDNEY MIGUEL DA SILVA, que já fez cursos com MARTINS no 7º BPMM, pararam no estacionamento da Federação Espírita de São Paulo. SIDNEY convenceu MARTINS a lhe entregar a arma. Foi levado ao Hospital Militar, em companhia do pai e do cunhado. O CORONEL PM ALEXANDRE MELCHIOR RODRIGUES, Comandante do CPA/M-1 (área Centro), informou que será feita uma avaliação psicológica no PM para se saber se ele pode responder pelos seus atos.

O SUBMARINO S 21 – TONELERO foi resgatado do fundo da baia da GUANABARA depois de onze dias no fundo do mar. É o mais antigo da frota nacional de submarinos e ainda teria pelo menos mais dois anos de vida útil.

5 DE JANEIRO DE 2002:-    SÁBADO
MARLENE conversa acerca de preços de terrenos e de casas na orla da praia, em MONGAGUÁ. Ela trocou idéias com sua mãe sobre a possibilidade de construção nesse lugar, com a ajuda de JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, mudando-nos de GUARULHOS. Logo depois LUCINDA confirma esse pensamento, inclusive pensando em falar com o CARLOS para a venda do nosso terreno em POÁ, a fim de arrumar dinheiro para efetuar a compra do terreno na praia. MARLENE e LUCINDA não estão suportando o barulho dos loucos baianos, residentes na frente de casa. Acho muito difícil que isso se concretize. Uma das grandes dificuldades seria a mudança de meus papéis, que atualmente ocupam quatro cômodos de casa. No entanto, agora com o problema da gravidez da KÁTYA EL MOUALLEN, pode ser que tenhamos novidades desse porte.

Cansado, o seqüestrador JOÃO SÉRGIO DOS SANTOS PEREIRA entrega-se à polícia de PORTO ALEGRE, pela manhã, após mais de vinte e sete horas de tensão, suspense e sofrimento para os reféns no interior do taxi-lotação. Três mulheres e dois homens que ainda eram mantidos como reféns foram libertados ilesos.

Mais um comerciante chinês é assassinado na cidade. A vítima dessa vez foi a lojista LU XINRUI, de 27 anos, morta na noite de 4 de janeiro em frente ao SHOPPING 25 DE MARÇO, onde trabalhava. LU foi assassinada em frente à Rua FLORÊNCIO DE ABREU, quando esperava seu marido à porta do shopping.

O governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN definiu hoje a reforma administrativa. Ele vai substituir no dia 22 de janeiro sete secretários estaduais – a maioria deverá disputar as eleições deste ano – mas ainda não definiu os novos nomes. RICARDO TRÍPOLI (MEIO AMBIENTE), MARCOS MENDONÇA (CULTURA) e JOÃO CARAMEZ (CASA CIVIL) buscarão a reeleição como deputados estaduais. O secretário ANTÔNIO CARLOS THAME (RECURSOS HÍDRICOS) tentará se reeleger deputado federal. Também deixarão o secretariado ANDRÉ FRANCO MONTORO FILHO (PLANEJAMENTO), MARCO VINÍCIO PETRELLUZZI (SEGURANÇA PÚBLICA) e WÁLTER BARELLI (TRABALHO).

A jornalista seqüestrada ontem à noite foi obrigada a sacar num caixa eletrônico os últimos cem reais de sua conta. Foi libertada pelo trio de assaltantes e encontrada vagando pela Rua SÍLVIA, NA BELA VISTA, no final da noite deste sábado.

A atleta MARIA ZEFERINA BALDAIA, que foi a campeã da SÃO SILVESTRE de 2001, venceu a 18ª CORRIDA DE REIS, batendo o recorde da prova, que era 34 min35seg, com 34 min12seg. Ganhou um carro zero quilômetro e dezoito mil reais pelo desempenho. Em  CUIABÁ.

Por volta das 18 horas, mantenho um contato telefônico com o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Quer ele uma reunião no Monumento-Mausoléu em 9 de janeiro, por volta das 10 horas, para inventariar duas caixas de peças do museu de 32, deixadas fechadas pelo Diretor do Museu, Arquivo Histórico e Biblioteca, RODRIGO. Diz o Sr. MARCONDES que o presidente, Sr. PIRES, já está sabendo de sua intenção, pois um cabo que trabalha no Monumento quer cuidar do Museu e precisa colocar nas vitrines os objetos que o RODRIGO retirou e não mais colocou nos seus devidos lugares. A idéia é substituir o RODRIGO nesse cargo, já que ele é inoperante.

FALECEU O MAJOR REFORMADO NILTON DUARTE DA SILVA.

Em um gesto conciliador, o presidente paquistanês, PERVEZ MUSHARRAF, apertou hoje a mão do primeiro-ministro indiano, ATAL BEHARIA VAJPAYEE, após renovar o apelo por um diálogo para resolver a disputa de fronteira entre os dois países rivais. O líder indiano polidamente aceitou o cumprimento em meio a aplausos, logo após o discurso do presidente paquistanês na abertura da reunião da ASSOCIAÇÃO DO SUL DA ÁSIA PARA COOPERAÇÃO BILATERAL, em KATMANDU, NEPAL.

CHARLES BISHOP, um garoto de quinze anos, aprendiz de piloto, não teve dificuldades para roubar um CESSNA, o avião no qual morreu após bater num prédio de 41 andares, na FLÓRIDA. Tinha um bilhete no bolso. Nele, segundo a polícia de TAMPA, o garoto se dizia “simpatizante” do terrorista saudita OSAMA BIN LADEN. O rapaz havia roubado o avião no aeroporto de St. PETERSBURG-CLEARWATER. Não se acredita que o garoto tenha tido ligações com terroristas. BISHOP, que decolou sem ordem da torre do aeroporto, logo foi seguido por dois caças F-15 e um helicóptero da Guarda-Costeira, com ordens do Comando Central americano- envolvido na guerra contra o terrorismo- para interceptá-lo. O choque contra o 28º andar do edifício pertencente ao BANK OF AMERICA fez com que o CESSNA, que não explodiu, ficasse pendurado numa das janelas. Apenas BISHOP morreu. 

FESTIVAL   NACIONAL, na TV BANDEIRANTES:  -
OS MATADORES, produção de 1997, com MURILO BENÍCIO, MARIA PADILHA, CHICO DIAZ, STÊNIO GARCIA, ADRIANO STUART e WOLNEY DE ASSIS.
Em um bar de fronteira do BRASIL com o PARAGUAI, dois pistoleiros de aluguel conversam despreocupadamente enquanto esperam a chegada do homem que foram contratados para matar.

CINE SINISTRO, TV BANDEIRANTES:-
TOROK, O DUENDE. Filme de 1995. TOROK é um duende que entra no corpo de uma garota e se passa por um membro da família. O irmão, porém, desconfia de suas atitudes e pede ajuda para uma feiticeira. Esse filme já fora apresentado anteriormente no cine sinistro.   

5 DE JANEIRO DE 2003  :  -    DOMINGO
O domingo é de chuva. Mas a temperatura não cai muito. O JOÃO vai me levar até POÁ, usando seu carro. O MÁRIO, companheiro do JOÃO, acompanha-nos. A estrada está vazia. Em pouco tempo chegamos na Terra onde nasci. Podemos notar que está sendo construída a laje do futuro SUPERMERCADO que fica nas antigas terras do ABRIGO BATUIRA.  Minha mãe nos recebe ainda com cara de sono. Tinha levantado depois das 11 horas e não tomara o seu chá. Ela está muito nervosa hoje. Enquanto cuida do almoço, prefiro ficar no quarto, lendo as revistas ÉPOCA e ISTO É. Comenta, com certa raiva, o fato do ADALVO ter ido para o MATO GROSSO, a fim de visitar parentes, deixando a MARIZETE e o FELIPE sozinhos. Ela não gosta disso. Apesar de tudo, o domingo não é tão ruim assim. Depois da refeição minha mãe descansa um pouco e seu ânimo melhora. MARIZETE, FELIPE, RENATO e LEANDRO passam pela casa de dona ALICE. O tempo continua chuvoso. Quando deixamos POÁ está caindo água, mas, ao chegar em SÃO PAULO, está até fazendo sol. A viagem é muito mais rápida do que costumeiramente; o trem encosta tão logo chego na estação de POÁ e, em GUAIANAZES, feita a baldeação para o trem espanhol, este já parte. Na estação ferroviária do BRÁS, podemos ver as novas benfeitorias da INTEGRAÇÃO CENTRO, com novas escadas rolantes e construções no primeiro andar que facilitam a ligação do CPTM com o METRÔ. Encontro LUCINDA com visitas: sua irmã MARIA, seu irmão JOSÉ, sua cunhada DORA e sua sobrinha e afilhada KELLEN CRISTINA. Eles vieram visitar também dona ESMERALDA.

O vendedor ambulante JOSÉ JARBAS PEIXOTO, 62 anos, atingido ontem pela asa do avião que derrapou em CONGONHAS, disse que se considera homem de sorte. Vendedor de espetinhos, ele quer ajuda para comprar um carrinho – o dele foi destruído no acidente.

A PARATI onde quatro amigos estavam bateu em uma árvore no canteiro da via expressa da Marginal PINHEIROS, hoje de madrugada. Um passageiro sobreviveu, mas está internado em estado grave no CAMPO LIMPO. Os quatro amigos morreram no acidente.

Os moradores da Rua SILVEIRA NÓBREGA, no PARQUE CRUZEIRO DO SUL, zona leste, jamais suspeitaram que o vizinho ISAÍAS FERREIRA, de 70 anos, vendedor de alho, usava seu barraco como cativeiro. Foi lá que ele manteve por dois dias uma menina de sete anos, para quem comprou roupas e mandou cortar os cabelos, temendo que alguém a reconhecesse. Na tarde de 4 de janeiro, a menina brincava na calçada em frente de sua casa, em CUMBICA, GUARULHOS. FERREIRA a levou em uma moto. A autônoma MARIA IVONETE DE LIMA SANTOS, de 34 anos, mãe de mais seis filhos, estava trabalhando quando soube do desaparecimento.  Vizinhos contaram para a mãe que a filha foi levada por um idoso, que vendia alhos, em uma moto azul. MARIA IVONETE prestou queixa à polícia e passou a procurar pela filha. No PARQUE CRUZEIRO DO SUL, ela mostrou a foto da filha para o dono de uma barraca de bebidas e perguntou se ele conhecia algum vendedor de alho. O comerciante reconheceu a menina e disse que a tinha visto na moto de FERREIRA. A polícia foi ao barraco de FERREIRA e encontraram a menina.

Um atacante de apenas 16 anos, 1,57 m de altura e 48 quilos foi a sensação na goleada do CORINTHIANS por 5 a 0 sobre o AMÉRICA-RN, na abertura da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. ÉLTON, o herói, não fez gol, mas deu duas assistências e vários dribles desconcertantes. O SÃO PAULO bateu o GOIÂNIA por 2 a 0; o SANTOS sofreu para derrotar o FIGUEIRENSE por 2 a 1 e o PALMEIRAS ganhou do CACHOEIRO por 4 a 2.

O MINISTRO DA CULTURA, GILBERTO GIL, anunciou a indicação do jornalista e cineasta ORLANDO SENNA para a Secretaria do Audiovisual.

Pelo SUB – 20, no URUGUAI, pelo Grupo B, aconteceram dois jogos: o PARAGUAI derrotou o CHILE por 4 a 2 e se defrontaram também ARGENTINA e COLÔMBIA.

ACIDENTOU-SE o surfista brasileiro CARLOS BURLE, numa onda de seis metros . Ele fraturou a pélvis enquanto treinava em JAWS para a copa do mundo de ondas gigantes e ficará afastado das competições por 60 dias. O surfista pernambucano fez a proeza de pegar a maior onda do mundo, de 23 metros, há um ano No HAVAÍ.

O piloto JEAN AZEVEDO venceu a primeira etapa cronometrada do Rali PARIS – DACAR em terras africanas, na especial de 25 km entre TÚNIS e TOZEUR, na TUNÍSIA. JEAN também foi segundo na classificação geral das motos, melhor resultado do País em uma etapa na história da prova. Ficou atrás do espanhol JOAN ROMA. O terceiro foi o francês RICHARD SAINCT, bicampeão do DACAR. JEAN subiu sete posições no ranking acumulado desde a largada, no dia primeiro de janeiro. Nos carros, KLÉVER KOLBERG e LOURIVAL ROLDAN terminaram a etapa em 24º e estão em 7º na categoria SUPER PRODUCTION DIESEL e em 18º na acumulada. O francês STEPHANE PETERHANSEL venceu a etapa. ANDRÉ AZEVEDO e os checos TOMAS TOMECEK e MIRA MARTINEC ficaram em 6º na classificação geral dos caminhões. O holandês JOHANNES DE ROOY ganhou e lidera.

INTERNADO o escritor russo ALEXANDER SOLJENITSIN, de 84 anos, Nobel de LITERATURA de 1970 e autor de ARQUIPÉLAGO GULAG. Devido a um derrame cerebral, em MOSCOU.

PRESO o líder da banda punk GREEN DAY, BILLIE JOE ARMSTRONG, de 30 anos, por dirigir embriagado em BERKELEY, na CALIFÓRNIA, EUA.

A cidade alemã de FRANKFURT viveu hoje momentos de tensão e fez o mundo lembrar os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 quando um homem roubou um monomotor e ameaçou jogá-lo contra a sede do BANCO CENTRAL EUROPEU. Depois de uma hora e meia sobrevoando FRANKFURT e fazendo perigosos rasantes entre os edifícios, ele aterrissou após ter sua exigência atendida: conversar com o irmão da astronauta JUDITH RESNIK, que morreu na explosão do ônibus espacial CHALLENGER, em 1986. Identificado como FRANZ - STEFAN STRAMMBACH, o homem deu inúmeras voltas sobre o centro de FRANKFURT enquanto as autoridades tentavam controlar a situação. STRAMMBACH conseguiu conversar com RESNIK utilizando o telefone do CESSNA. RESNIK é o diretor–fundador e vice–presidente do CENTRO CHALLENGER para Educação e Ciência Espacial, com sede em ALEXANDRIA, no estado americano da VIRGÍNIA.   

Duas explosões atingiram hoje à noite a antiga rodoviária de TEL AVIV, ISRAEL, deixando 21 mortos e cerca de 100 feridos, 7 deles em estado grave. Dois homens–bomba causaram as explosões às 18 horas, com diferença de poucos segundos entre cada uma. Eles ativaram os explosivos presos aos seus corpos. O grupo radical JIHAD ISLÂMICA assumiu a autoria dos ataques em uma declaração emitida em BEIRUTE, no LÍBANO.

Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas em uma avalanche nos ALPES italianos. Um alpinista morreu e três ficaram feridos em VEZZA D´OGLIO. No vale de AOSTA, um esquiador morreu e três ficaram feridos. Outra avalanche atingiu a cidade japonesa de AZUMI, a 180 km de TÓQUIO. Os grupos de resgate salvaram as 12 pessoas atingidas pela neve, que soterrou 16 carros. Também por causa da neve, milhares de passageiros passaram a madrugada no aeroporto ROISSY – CHARLES DE GAULLE, no norte de PARIS.

MORREU o líder trabalhista inglês ROY JENKINGS, aos 82 anos. Fundou o PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA em 1981.
 
2 004   :  -     SEGUNDA-FEIRA
O Cel JAIRO PAES DE LIRA, Comandante do Policiamento Metropolitano, tem a grata satisfação de convidar Vossa Excelência para a Solenidade Comemorativa ao 4º aniversário da Unidade.
DATA: 05 DE JANEIRO DE 2 004
HORA: 17:00
LOCAL: SALÃO  COMUNITÁRIO  DA  IGREJA  SANTO EXPEDITO.
                RUA JORGE MIRANDA, 264 – LUZ – SÃO PAULO.

Bem mal da gripe, vou para SÃO PAULO, mas bastante desanimado. Observo a construção do enorme templo da IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS, na Avenida CRUZEIRO DO SUL, antes de chegar à Rua PORTO SEGURO. Esses trabalhos começaram nos fins de 2003. O terreno, de área avantajada, está sendo asfaltado para servir de estacionamento. É uma modificação digna de nota na trajetória de nosso caminho rotineiro. Nas entidades pelas quais passo nesta manhã, os oficiais procuram me reanimar, mas o estado de saúde não é bom. Assim também participo da primeira reunião na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com o Sr. MARCONDES e com o Cel MENDES. O presidente tentou falar com a secretária do governador GERALDO ALCKMIN, dona BRASÍLIA, mas não conseguiu. Ele quer resolver o problema do Projeto-de-Lei sobre “OS HERÓIS ANÔNIMOS MMDCA”, que irá para a sanção governamental. Elaboro uma carta para o governador. Caso o Sr. MARCONDES não consiga a audiência com GERALDO ALCKMIN, essa carta lhe será enviada. O presidente não consegue desenvolver um trabalho coerente nessa situação e corremos o risco de ver publicado em DIÁRIO OFICIAL a LEI criando o dia dos “HERÓIS ANÔNIMOS MMDCA”, por plena ignorância dos poderes constituídos, que pouca coisa sabem sobre os fatos da revolução de 32. O presidente não está gostando do fato das obras estarem paradas na reforma do Monumento-Mausoléu, porque a firma deu férias coletivas aos empregados. Isso é fácil de se calcular. A empresa queria a propaganda e isso ela conseguiu. Quanto mais tempo permanecer o out-or monstro ocupando o obelisco ela está ganhando na divulgação do nome do celular CLARO. Manifestou seu descontentamento para o FRANCISCO ZORZETE, da CO. RESTAURO e MICHEL FARAH.
Meu colega de turma telefona para a esposa do Cel LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO ROCHA, dona LÉIA, que aniversariou ontem (dia 4). O Cel MENDES irá amanhã para SANTOS, com sua família. Ele me conduz até as imediações do ponto de ônibus de GUARULHOS.
Quando chego em casa, um antenista está instalando a antena da televisão que adquiri da MARLENE, colocada em meu quarto, conforme já tínhamos combinado pela manhã. Deverei mudar um pouco o ritual de assistência dos jornais da BANDEIRANTES e da GLOBO, pois serei obrigado a deixar minha biblioteca e ir para o meu quarto nesses horários.
No início do JORNAL DA BANDEIRANTES, estou no meu quarto, mudando meus hábitos. Ali permaneço até o encerramento do JORNAL NACIONAL, da GLOBO.

O jogador RIVALDO acertou contrato de um ano com o CRUZEIRO, de BELO HORIZONTE. As bases financeiras não foram reveladas, mas existe uma cláusula que permite ao pentacampeão deixar o clube no meio do ano, caso recebe alguma proposta internacional.

FALECEU o jornalista LUIZ FERREIRA LIMA, aos 84 anos. Natural de GARANHUNS, PERNAMBUCO, há mais de cinco décadas era um apaixonado por SÃO PAULO. Primeiramente residiu em SANTOS, onde permaneceu durante 24 anos, antes de se mudar para SÃO PAULO, convidado para a assessoria de imprensa do secretário de Obras e Serviços Públicos, engenheiro SYLVIO FERNANDES LOPES. Jornalista profissional, exerceu sua atividade por mais de três décadas em jornais, rádio e emissoras de televisão. Trabalhou em três grandes empresas: Diários Associados (DIÁRIO DE SÃO  PAULO e TV-TUPI), O ESTADO DE SÃO PAULO e TV RECORD (incluindo a rádio JOVEM PAN).

O garçom VÁLTER MAFRA, apontado como o agenciador de adolescentes que participavam de orgias com políticos e empresários em chácaras de PORTO FERREIRA, na região de RIBEIRÃO PRETO, foi condenado hoje a 67 anos de prisão. Além dele, o empresário CARLOS ALBERTO ROSSI foi condenado a quatro anos. MAFRA teve a sentença da juíza SUELI JUAREZ ALONSO reduzida pela metade por ter colaborado com a Justiça. Ele e ROSSI podem recorrer. Outras nove pessoas, entre vereadores e empresários da região, estão presos aguardando decisão da Justiça.

O vendedor ambulante FRANCISCO LOPES DA SILVA, de 28 anos, atropelou três meninas, às 16 horas de domingo, dia 4, na rua ANDRÉ FURTADO DE MENDONÇA, região do ITAIM PAULISTA, na zona leste de SÃO PAULO. A estudante GLÁUCIA OLIVEIRA DOS REIS, de 14 anos, morreu. O motorista, que quase foi linchado pelos vizinhos, acabou autuado em flagrante por homicídio doloso e tentativa de homicídio. Ele está preso. GLÁUCIA estava sentada na calçada em frente à sua casa, acompanhada de duas amigas que freqüentavam a mesma igreja da ASSEMBLÉIA DE DEUS, no bairro.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e seu antecessor, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, receberam o Prêmio NOTRE DAME 2003, no PALÁCIO DO ITAMARATY, em BRASÍLIA, e trocaram elogios. “A transição foi uma prova de maturidade e me orgulho muito de ter participado desse processo”, disse LULA. O Prêmio NOTRE DAME é concedido pelo Instituto KELLOG para Estudos Internacionais da Universidade NOTRE DAME (EUA) e pela Fundação COCA-COLA a latino-americanos que tenham contribuído para o bem comum no continente. Foi a primeira visita de FHC a Capital Federal desde a posse de LULA, em janeiro de 2003.

Depois de seis meses e declarações de vitória contra a SARS, a CHINA confirmou hoje seu novo caso de SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA E SEVERA. O doente é um produtor de televisão de 32 anos. Ele está internado em isolamento no Hospital POPULAR Número 8 de CANTÃO desde o dia 20 de dezembro. O caso já havia sido confirmado no dia 30 de dezembro pelo Centro de Controle de Doenças Infecciosas de CANTÃO.  Na tentativa de controlar o que pode se tornar uma segunda epidemia de SARS no País, autoridades chinesas estão planejando sacrificar pelo menos dez mil gatos algália (civeta). Esses animais são uma espécie de gato selvagem. A suspeita das autoridades sanitárias chinesas é que os gatos selvagens estejam contaminados com o vírus da SARS e o repasse aos humanos. Na província de GUANGDONG, no sul da CHINA, onde foram detectados os primeiros casos da doença no ano passado, os gatos algália são trocados por comida.

NOMEADO Cavaleiro Comandante, pela rainha ELIZABETH, o cientista inglês TIM BERNERS-LEE, criador da web. Em LONDRES.

MORREU o diretor inglês de cinema e TV, BRIAN GIBSON, aos 59 anos, famoso por seus filmes sobre JOSEPHINE BAKER e TINA TURNER. Vítima de um tipo raro de câncer nos ossos, em LONDRES.


2 005  :   -    QUARTA-FEIRA
Mais um dia chuvoso. No entanto melhora bastante durante o transcorrer das horas. Quando chego à PRAÇA DA SÉ, por volta das 12:40 horas, vejo a porta aberta da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. É que a funcionária MÔNICA veio para fazer a lista de débito automático, a fim de remeter para o BANESPA. Isso tem prazo e não pode passar desta semana. Estou no MMDC quando chegam os advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA. A situação ainda é indefinida quanto ao registro do novo estatuto. MÔNICA faz contatos com o CORONEL RENALDO e TENENTE BARRETO. Ainda acho que isso irá se resolver na segunda-feira, dia 10, após uma reunião no QUARTEL GENERAL, conforme marcamos ontem. Aviso o ROMAGNOLI dessa reunião e o CORONEL RENALDO também fica sabendo. Não temos notícias do Sr MARCONDES. O ROMAGNOLI mostra uma foto, tirada em fins de 2004, onde ele está acompanhado de familiares do Sr GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. O veterano de 32, que já foi presidente do MMDC, está bem, pois se aproxima dos seus noventa anos.
No MMDS, não temos novidades dignas de registro. Jogo mais uma partida de xadrez com o AMÉRICO. Ele não consegue ganhar. Em casa, recebo um cartão de FLORIANÓPOLIS, remetido pelo CAPITÃO EB R/R GINO STRUFFALDI, que lá se encontra com sua esposa.

O SÃO PAULO estreou com goleada na COPINHA: venceu o OLÍMPICA, de ITABAIANA, do SERGIPE, por 4 a 1, em TAUBATÉ. No outro jogo desse grupo, o Q, o TAUBATÉ venceu o ESTRELA DO NORTE, do ESPÍRITO SANTO, por 2 a 1. O CORINTHIANS, atual campeão do torneio, também venceu na estréia: 1 a 0 sobre o JUVENTUS, do ACRE, pelo grupo M. Pelo mesmo grupo, a FERROVIÁRIA venceu o TREZE, da PARAÍBA, por 2 a 0. PONTE PRETA e GUARANI também estrearam com vitória. Passaram por SANTA CRUZ e AMÉRICA-MG, respectivamente, por 4 a 2 e 1 a 0. Já o SÃO CAETANO só empatou com o CORITIBA em 1 a 1.

A mãe da ex-prefeita MARTA SUPLICY, NOEMIA SMITH DE VASCONCELOS, de 87 anos, morreu hoje em AVARÉ, no Interior. O corpo foi enterrado às 18:10 horas no cemitério do MORUMBY, na zona sul da Capital. A ex-prefeita chegou com o marido, LUÍS FAVRE, e os filhos. Cerca de 40 pessoas acompanharam o enterro, entre elas os vários ex-secretários de MARTA. O senador EDUARDO SUPLICY, ex-marido de MARTA, não compareceu.

A família de IVANDEL GODINHO não acredita que os ossos encontrados em um campo de futebol, no CAPÃO REDONDO, sejam do jornalista, seqüestrado em 22 de outubro de 2003. Segundo o filho mais velho de IVANDEL, HUGO GODINHO, de 22 anos, a família vai contratar um perito para acompanhar os exames de DNA que serão realizados nos próximos dias.

Uma imagem de SÃO SEBASTIÃO e três crucifixos do século XVIII, roubados há mais de 50 anos, foram recuperados na cidade de NOVA ERA, região central de MINAS GERAIS. As peças foram devolvidas à igreja matriz de SÃO JOSÉ DA LAGOA depois de uma confissão ao padre da paróquia, EUGÊNIO FERREIRA DE LIMA. Todas as peças foram entregues embrulhadas e teriam passado por uma restauração muito precária. O nome da pessoa que devolveu as peças não foi revelado, já que é segredo protegido pela confissão. Mas o padre contou que ela lhe disse que se sentiu aliviada ao devolver as imagens roubadas.

Não poderia ser melhor a estréia de WANDERLEY LUXEMBURGO no REAL MADRID. Em apenas seis minutos e quarenta segundos, o time mostrou motivação para conquistar a vitória por 2 a 1 contra o REAL SOCIEDAD, hoje, no estádio SANTIAGO BERNABEU, em MADRI. “Foi a estréia com que sonhei. É a primeira vez que jogo uma partida de sete minutos e começar com uma vitória é lindo.” O gol foi marcado de pênalti por ZIDANE. O jogo, da 12 ª rodada do Campeonato Espanhol, foi interrompido no dia 12 de dezembro com o placar de 1 a 1, quando a polícia recebeu uma ameaça de bomba.
 
Os franceses CYRIL DESPRÉS e BRUNO SABY assumiram a liderança, respectivamente, entre motos e carros, do RALI DACAR, hoje, após a disputa da sexta etapa, entre as cidades de SMARA, no MARROCOS, e ZOUERATE, na MAURITÂNIA. O brasileiro JEAN AZEVEDO ficou em 13º lugar e segue na 12ª colocação no rali. O escocês COLIN McRAE, ex-líder, capotou sua NISSAN e abandonou o rali. O norte-americano ROBBY GORDON, que também chegou a estar na liderança, sofreu um acidente, mas ainda seguiu na etapa. Entre os caminhões, ANDRÉ AZEVEDO segue na terceira colocação.

CONFIRMADA pela Suprema Corte do CHILE a condenação do padre chileno JOSÉ ANDRÉA AGUIRRE, acusado de pedofilia. O sacerdote, acusado de nove abusos sexuais e um estupro entre 1998 e 2002, terá de pagar cerca de 175 mil dólares a duas vítimas, em SANTIAGO.

O ex-ditador do CHILE, AUGUSTO PINOCHET, voltou a cumprir prisão domiciliar hoje em sua casa em LOS BALDOS. O general foi notificado de seu indiciamento pela participação na chamada OPERAÇÃO CONDOR, uma rede que coordenava as forças repressoras das ditaduras sul-americanas na década de 1970. O ex-ditador recebeu a visita de um dos secretários do juiz JUAN GUZMÁN, IVAN PAVEZ, acompanhado de uma equipe do 5º Departamento de Investigações. A decisão de indiciar PINOCHET foi determinada pela Corte Suprema do CHILE. PINOCHET, de 89 anos, foi acusado pelo juiz JUAN GUZMÁN de ser o autor de nove seqüestros e um homicídio cometidos pela OPERAÇÃO CONDOR.

O IRAQUE viveu hoje mais um dia de extrema violência, com novos atentados e confrontos que deixaram 30 mortos. Pelo menos 15 pessoas morreram quando um terrorista lançou um carro-bomba contra uma academia de polícia, em HILLA, ao sul de BAGDÁ. Cinco civis foram abatidos durante choques entre insurgentes e tropas americanas em RAMADI, no oeste do país. Outras pessoas foram mortas em BAQUNA, no norte, vítimas de outro carro-bomba. Um atentado, em BAGDÁ, acentua ainda mais a preocupação com as condições para as eleições marcadas para o dia 30. A vítima era uma autoridade política. Na véspera, o governador de BAGDÁ, o xiita ALI AL-HAIDRI, havia sido assassinado. Desta vez, o alvo dos disparos foi o líder de um importante partido sunita – que se retirou recentemente das eleições temendo a violência. Apesar da insegurança, o premier interino do país, AYAD ALLAWI, afirmou que a votação será realizada na data prevista.

Um indonésio de 23 anos foi resgatado com vida na segunda-feira, dia 3, após passar oito dias flutuando no mar agarrado a uma árvore. Nascido em ACEH, RIZAL SHAHPUTRA contou que sobreviveu alimentando-se de cocos e de água da chuva. RIZAL contou que limpava uma mesquita quando foi arrastado pelas águas. Crianças correram em sua direção para lhe avisar, mas ele acabou sendo arrastado ao mar junto com outras pessoas.  RIZAL foi o segundo sobrevivente do maremoto a ser resgatado por um navio da MALÁSIA. Na sexta-feira, dia 31, um barco pesqueiro salvou uma mulher de 23 anos, também de ACEH, que sobreviveu por cinco dias agarrada a uma palmeira.
O secretário de Estado americano, COLIN POWELL, mostrou-se hoje chocado com o grau de devastação testemunhado por ele na INDONÉSIA. “Estive em guerra e vi vários furacões, tornados e outras operações de resgate, mas nunca vi nada desse tipo”, afirmou o ex-chefe das Forças Armadas americanas depois de sobrevoar a costa da ilha indonésia de SUMATRA, bastante atingida. Depois de ter sobrevoado de helicóptero as áreas devastadas pelas ondas gigantes, POWELL partiu rumo a JACARTA, onde KOFI ANNAN, secretário-geral da ONU e outros líderes mundiais participam amanhã de uma cúpula para discutir a ajuda humanitária para a região. A área visitada por POWELL, a província de ACEH, perdeu quase cem mil pessoas. O número é quase dois terços dos cerca de 155 mil mortos pelo maremoto em doze países da ÁSIA e da ÁFRICA. A província indonésia de ACEH foi duplamente atingida, primeiro pelo terremoto de 9 graus na escala RICHTER que sacudiu sua costa há dez dias e, depois, pelas ondas gigantes provocadas pelo tremor.
        
5 DE JANEIRO DE 2006  :  -   QUINTA-FEIRA
O ESTADO DE SÃO PAULO – CADERNO METRÓPOLE  - C5
MPE QUER TOMBAR INSTITUTO HISTÓRICO
Após roubo, promotoria propõe intervenção e acervo tombado. Depois do furto no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, descoberto segunda-feira, o Ministério Público Estadual deve entrar com novo pedido de liminar em ação que pede o tombamento do acervo, o afastamento da presidente, NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, e a intervenção na instituição. “O instituto pode ser particular, mas o patrimônio raro que ele abriga é de interesse público e merece ser preservado”, disse a promotora PATRÍCIA MORAES AUDE, que cuida do caso.
Ontem, a sede estava fechada e deve ficar assim até que todas as portas arrombadas em cinco andares sejam consertadas. A polícia não tem pistas dos ladrões. O autor do pedido de liminar do ano passado, o promotor CARLOS ALBERTO DE SALLES, deve antecipar a volta das férias. “O Ministério Público recebeu denúncias de delapidação do patrimônio, venda de peças e realização de leilão indevido”, disse PATRÍCIA. O instituto tem 4 mil peças.
NELLY negou as acusações. “Estou sendo caluniada”. Seu advogado, RUI CELSO REALI FRAGOSO, disse que a Justiça já negou liminar no ano passado. “O leilão não era de peças do acervo. Só foi cedido o espaço”. Ele admitiu que foi vendido um quadro do acervo, de BENEDITO CALIXTO, “FORTALEZA DE CABEDELLO”, mas o dinheiro foi usado na manutenção. “O Instituto tem poucos recursos”.
Segundo a ação movida por SALLES, a obra foi doada pelo próprio artista ao IHGSP e era tombada. O documento informa que a peça foi arrematada em leilão em 4 de dezembro de 2003 por R$50 mil, embora tenha sido avaliada em R$60 mil.
Formado em 1894, o Instituto é uma sociedade civil sem fins lucrativos. Segundo NELLY, o dinheiro para manutenção vem do aluguel do térreo e do 5º andar, na Rua BENJAMIN CONSTANT, além da contribuição dos sócios, 130 no total, nem todos pagantes. Por isso, diz NELLY, faltou segurança. “Até mandei fazer um plano de segurança, mas custava R$10 mil”. Resultado: na segunda-feira, foram levadas peças importantes como exercícios de caligrafia de d. PEDRO II, documentos de d. PEDRO I, telas de JOSÉ WASTH RODRIGUES. Como nem todo o acervo é catalogado, NELLY admitiu que sentiu falta de alguns pacotes de documentos nas estantes, mas não sabe bem o que havia neles.

Essa notícia nos jornais de hoje me surpreende. Tenho amizade com a presidente NELLY CANDEIAS há alguns anos. Ela é associada do MMDC e inclusive é nossa Diretora do Arquivo Histórico e Biblioteca. Também pertence à Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial e merece o nosso apoio. Esse roubo no IHGSP deve tê-la abatido, pois os seus inimigos retornam com força total para desmoralizá-la.    

Um fato lamentável na Entidade que dirijo. DANIEL, irmão do CRISTIANO, pegou uma gripe forte e está com suspeita de pneumonia. Ele trabalhava na retaguarda de uma das maiores operações já realizadas, em pleno andamento. No RESIDENCIAL TOWER, com VICTÓRIO, FÁBIO e RAFAEL, estudo os relatórios que estão chegando. Até agora nada temos de importante. Depois, vou para a Sociedade. ANTONIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM pede-me para elaborar um pequeno currículo seu, baseado no que tenho anotado em 13 de julho, quando ele completou 59 anos de idade. Perco algum tempo com isso. Tinha pedido para ele minutar o que queria ser introduzido na biografia, mas não o fez. Como estou muito ocupado nesta tarde, não posso lhe dar a atenção merecida. O presidente GINO chega lá pelas 15 horas. Está pensando em tirar uma semana de descanso. Mas, até agora, não se decidiu em que data irá iniciar esse afastamento. Entro em contato com o CORONEL RENALDO. Conversamos sobre a problemática de dois cheques descontados por MÔNICA REGINA CALEFFE, em dezembro de 2004, conforme foi levantado pelo CORONEL RICARDO JACOB. Fica ele de comparecer amanhã na Sociedade. Também converso, via fone, com o CORONEL JAIRO PAES DE LIRA. Ele precisa assinar um documento referente ao direito de resposta ao artigo de ROBERTO DUAILIBI. Isso já está demorando muito. O artigo foi publicado em 17 de dezembro.
O tempo fica muito feio nesta tarde. No regresso para GUARULHOS, dentro do ônibus, observo a água cair com vontade. Mas, no município onde moro, ainda não tinha começado a chover.

O procurador-geral de Justiça, RODRIGO CÉSAR REBELLO PINHO, ofereceu hoje denúncia contra o secretário de Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, por abuso de autoridade. A denúncia, que será apreciada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça refere-se ao episódio ocorrido em maio, perto do restaurante KOSUSHI, no ITAIM-BIBI. No caminho para o restaurante, com sua mulher e uma amiga, o secretário se deparou com cavaletes da Companhia de Engenharia de Tráfego impedindo o trânsito na rua VIRADOURO. A pedido dele, seis carros do GOE foram até o local para averiguar a situação. O caso acabou com o empresário CARLOS AUGUSTO DE CARVALHO, sócio de KOSUSHI, e o manobrista WILLIAN ALEXANDRE DE MELLO algemados. Nos próximos dias, SAULO deve ser notificado da acusação e chamado a prestar esclarecimentos. Depois disso, os desembargadores mais antigos do TJ, que integram o Órgão Especial, decidem se aceitam ou não a denúncia. Como secretário, SAULO tem foro especial. Também foram denunciados um delegado e um policial que participaram do episódio.  

O músico LUIZ CARLOS GALVÃO BENFICA, de 55 anos, foi executado com três tiros – um na nuca e dois nas costas – e enterrado nas dunas do BALNEÁRIO ARAÇÁ, em ILHA COMPRIDA, VALE DO RIBEIRA, na última segunda-feira. O corpo de BENFICA, que morava em GUARULHOS, foi encontrado pela polícia hoje. Três rapazes, entre 15 e 19 anos, foram presos e confessaram o crime, segundo a polícia.
A prisão ocorreu depois que o pai do adolescente envolvido no homicídio informou à polícia que o filho estava passeando em um carro suspeito, acompanhado de ROMÁRIO DOS SANTOS, de 19 anos, e JOÃO JOSÉ DA SILVA JÚNIOR, de 18 anos.

O traficante ÂNDERSON GONÇALVES DOS SANTOS, o “LORDE”, apontado como mandante do atentado, em novembro, a um ônibus da linha 350 em BRÁS DE PINA, no RIO, se entregou à polícia na noite de quarta-feira e foi apresentado hoje à imprensa. No ataque, cinco passageiros morreram queimados. A Delegacia de Repressão a Entorpecentes do RIO aguardará até amanhã a apresentação de BRENDA LIZER DOS SANTOS DA SILVA, mulher de LORDE, que foi apontada pela menor X, de 13 anos, como a pessoa que teria comandado o atentado ao ônibus.

DENUNCIADO por abuso de autoridade o secretário da Segurança Pública de SÃO PAULO, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, acusado de acionar a polícia para prender o dono de um restaurante e um manobrista que atrapalhava o trânsito na rua por onde o secretário passava. Pelo Ministério Público de SÃO PAULO.

ANUNCIADO que inicia nesta semana um tratamento contra dependência química de drogas ÉDSON CHOLBI DO NASCIMENTO, o “EDINHO”. O ex-jogador não ficará internado, deverá ir à clínica apenas uma vez por semana. Em SÃO PAULO.

REVELADO o resultado do exame de urina feito pelo jogador EDMUNDO, do PALMEIRAS, no dia 19 de dezembro, quando foi autuado por embriaguez ao volante e desacato à autoridade. O laudo atesta que o atleta tinha uma concentração de álcool no sangue superior à permitida pela legislação de trânsito. EDMUNDO já foi condenado por homicídio culposo por causa de um acidente em 1995, no qual morreram três pessoas. O jogador está solto graças a um hábeas corpus, concedido até que seja julgado seu último recurso na Justiça.

FALECEU a bailarina MARÍLIA FRANCO, aos 85 anos, vítima de câncer. Ela dançou no BALÉ BOLSHOI da RÚSSIA e foi primeira-bailarina do TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO e do RIO.

O brasileiro JEAN AZEVEDO subiu da 13ª posição para a 12ª na categoria motos após completar a sexta etapa do RALI DACAR, realizada hoje. Ele percorreu 792 km entre TAN TAN, no MARROCOS, e ZUOÉRAT, na MAURITÂNIA, ficando também na 12ª posição na classificação geral. Na categoria caminhões, os brasileiros ANDRÉ AZEVEDO e MAYKEL JUSTO e o tcheco MIRA MARTINEC fecharam a etapa na sexta posição e mantiveram a quinta no geral. Já nos carros, KLÉVER KOLBERG e EDUARDO BAMPI ficaram na 25ª colocação e caíram de 20º para a 21ª posição no geral. 

O retorno da tenista suíça MARTINA HINGIS ao tênis profissional não poderia ser melhor. Depois de uma partida exibição no fim do ano passado no RIO contra ANNA KOURNIKOVA, quando a russa abandonou o jogo com uma bolha na mão, a suíça venceu hoje a espanhola NURIA LLAGOSTERA VIVES e avançou às semifinais do WTA DE GOLD COAST, na AUSTRÁLIA. Ela enfrentará a italiana FLÁVIA PENNETTA, que bateu a francesa TATIANA GOLOVIN.  Ainda na AUSTRÁLIA, LLEYTON HEWITT foi eliminado na 2ª rodada do ATP de ADELAIDE. Perdeu para o alemão PHILIPP KOHLSCHREIBER. Nos outros jogos, o eslovaco DOMINIK HRBATY venceu o australiano MARK PHILIPPOUSSIS e o dinamarquês KENNETH CARLSEN bateu o croata IVO KARLOVIC.

Depois de ser submetido a uma operação de sete horas de duração, o primeiro-ministro de ISRAEL, ARIEL SHARON, de 77 anos, continuava hoje em situação crítica e permanecerá sedado e com respiração artificial por mais 48 horas, quando os médicos esperam fazer uma avaliação do seu quadro. Quando jornalistas perguntaram ao diretor do Hospital HADASSAH EIN KAREM, SHLOMO MOR-YOSEF, em JERUSALÉM, onde o primeiro-ministro permanece internado na UTI, se SHARON teria condições de voltar ao trabalho, ele respondeu que, no momento, previsões para o futuro são quase impossíveis de fazer. “Não sabemos quais serão os resultados da cirurgia, se ele terá sua habilidade motora ou sua habilidade para pensar afetadas. Somente depois que ele sair do coma induzido teremos condições de fazer uma avaliação”. O dia de hoje foi de rumores e boatos em meio ao vendaval na política israelense causado pelo derrame de SHARON. 

Dois homens-bomba mataram hoje pelo menos 119 pessoas nas cidades de KERBALA e RAMADI. Outros ataques, com tiros e bombas colocadas à beira de estradas em BAGDÁ e NAJAF, mataram cinco soldados americanos, 3 soldados iraquianos e 3 civis iraquianos.

Pelo menos 20 pessoas morreram hoje quando um hotel desabou na cidade sagrada de MECA, enquanto milhares de muçulmanos se reuniam para participar da peregrinação anual, conhecida como HAJ.

Um homem-bomba matou hoje dez pessoas e feriu mais de 50 em um atentado em TARIN KOT, capital da Província de URUZGAN, centro do AFEGANISTÃO, durante a visita do embaixador americano RONALD NEUMANN. Quinze feridos estão em estado grave. 

BILL LYNN, baterista de ELVIS PRESLEY, morreu nesta quinta-feira, aos 78 anos, na COLÔMBIA, após sofrer uma complicação pulmonar. Em LONDRES, a CORTE LINCOLN CROWN ordenou que centenas de discos e peças de memorabília raras de ELVIS PRESLEY, roubados por JULIE WALL de seu chefe, deverão ser leiloados. Os objetos estão avaliados em um bilhão de dólares.

2 007    :     -    SEXTA-FEIRA
Entra nos cinemas de SÃO PAULO o filme “DIAMANTE DE SANGUE” O diretor EDWARD ZWICK reconfirma com DIAMANTE DE SANGUE sua sólida tradição em construir dramas humanos edificantes em tempo de guerra. Com exceção do bom e esquecido CORAGEM SOB FOGO (1996), ele conquistou prêmios OSCAR com todos eles: TEMPO DE GLÓRIA (1989), LENDAS DA PAIXÃO (1994) – que tem parte da ação contemporânea à Guerra Civil americana, sem mostrá-la – e O ÚLTIMO SAMURAI (2003). O fato deve se repetir em 2007, pois é quase certa ao menos a indicação de LEONARDO DICAPRIO ao OSCAR de melhor ator por este filme (além da possível e mais que justa indicação de DJIMON HOUNSOU para o de ator coadjuvante). 2006, aliás, foi o ano em que DICAPRIO tornou-se adulto. A nova obra de ZWICK faz dupla com OS INFILTRADOS, de MARTIN SCORSESE, e pelos dois trabalhos o ex-galã de TITANIC foi indicado ao GLOBO DE OURO de ator em drama. Ele merece por ambos.
DICAPRIO interpreta DANNY ARCHER, um ex-mercenário nascido em ZIMBÁBUE (e com sotaque), que se interessa pelo grande diamante encontrado e escondido por SOLOMON VANDY (DJIMON HOUNSOU), um pescador da etnia MENDE feito escravo e cujo filho pré-adolescente foi recrutado pela milícia de SERRA LEOA. A venda da valiosa pedra significa para ARCHER sair daquele inferno, e para VANDY reaver sua família em segurança. Neste cenário, uma jornalista, MADDY BOWEN (JENNIFER CONNELLY), tenta expor a saga dos “diamantes de sangue”, pedras extraídas com a exploração humana. O enredo é atual e periclitante, e ZWICK realiza seu filme mais inquietante e pessimista.
Uma tensão permanente e uma visão crítica dos desvios e dos desmandos do ser humano aproximam o filme de CORAGEM SOB FOGO. O espectador aqui é tomado pela angústia. As chacinas e o grau de degradação moral são bastante salientadas, mas não pecam pelo sensacionalismo. Bem mais para HOTEL RUANDA do que para O JARDINEIRO FIEL no explicitar da violência, DIAMANTE DE SANGUE tem ritmo de thriller de ação com densidade de “filme para OSCAR”. Com dois excelentes atores conduzindo a trama, torna-se fácil perdoar o roteiro um tanto esquemático.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
        
Uma manhã de muito chuvisqueiro. Vou um pouco mais cedo para a cidade de SÃO PAULO, onde vou conhecer a nova agência do SANTANDER-BANESPA, inaugurada no dia 2 último. Ali, a gerente VERA explica-me que o banco adiantou uma soma igual ao vencimento líquido que recebo por mês, mas que, no dia 22, devo repor. Pago algumas contas e vejo que o prédio é bem melhor do que as dependências da agência que ficava dentro do Corpo de Bombeiros. Situada na Avenida RANGEL PESTANA, atrai muito mais clientes.
VICTÓRIO está atuante hoje. Trata da parte burocrática com vontade. Deixa para os demais oficiais a parte operacional. Depois do almoço funcional, onde tratamos também de assuntos atinentes com o início do ano. Lembramos da operação 2006, realizada em janeiro daquele ano. Ela não se repete em 2007. Comentamos a solenidade de posse do novo COMANDANTE GERAL DA PMESP, CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ.
Por volta das 14 horas, estou chegando ao MMDC. Logo mais podemos contar com o presidente GINO STRUFFALDI. O PEDRO vem consertar o computador da LILIAN e o problema relacionado com a internet. Também recebemos a visita da JANAÍNA. O CORONEL RICARDO JACOB passa pela Sociedade e trata de pagamentos de dívidas. LUCIENE falta também nesta sexta-feira. Ela tem problemas de saúde na pessoa de seu filho. CORONEL MENDES apenas telefona para nós, mas não comparece nesta tarde na Sociedade. 
Recebemos um telefonema do MAJOR MÂNCIO, da diretoria jurídica do Comando da 1ª Região Militar. Quer saber de notícias da Sociedade e desejar feliz ANO-NOVO.
A NOSSA CAIXA, onde abri conta (por exigência governamental) em 26 de dezembro, manda-me um cartão de débito.
Deixamos a Sociedade por volta das 16:30 horas. O GINO e eu embarcamos no metrô, retornando para nossas casas.
LUCINDA conta-me que, através telefonema de sua irmã ESMERALDA, soube que aconteceram fatos tristes: faleceu a irmã (por parte de pai) MARIA PORTUGUESA (já se passaram uns dois meses e somente agora é que ficaram sabendo da morte da irmã que vivia internada); uma parente da SÍLVIA (esposa do JOSÉ CARLOS) teve uma morte trágica: estourou um botijão de gás quando ela regressou para casa e acendeu a luz; no último dia do ano o JOSÉ THOMAZ foi surpreendido na frente de sua casa por quatro pivetes que, encostando uma arma no seu peito, exigiram que ele lhes desse dinheiro. Dona ESMERALDA assistiu esse assalto, mas manteve-se calma e evitou mal maior ao aconselhar o marido a dar o que ele tinha no bolso (apenas setenta reais). Logo em seguida, seis viaturas da PM encostaram no portão de sua casa, mas o roubo já estava consumado. Os malandros fugiram. 

As chuvas na Região Sudeste do País causaram 27 mortes nesta semana, 3 em SÃO PAULO e 24 no RI0, que está em estado de alerta, decretado pela Defesa Civil, desde o dia 1º. Em NOVA FRIBURGO, sob estado de emergência desde ontem, dez pessoas morreram. SUMIDOURO,cidade vizinha, teve 8 mortes confirmadas. Em todo o Estado há 6.100 desabrigados. Um dos casos mais dramáticos ocorreu em FRIBURGO, onde cinco crianças e os pais ficaram soterrados por uma barreira que derrubou a casa da família, na noite de quinta-feira, dia 4. Três crianças, CLARISSE FERREIRA, de 7 anos; MAURÍCIO FERREIRA DE SOUZA, de 8, e FABRÍCIO FERREIRA DE SOUZA, de 10, morreram.

Uma mulher de 62 anos morreu soterrada por um muro que desabou em FRANCO DA ROCHA, durante um temporal. SEVERINA LOPES DA SILVA é a terceira vítima fatal de deslizamentos no Estado desde o início da temporada de chuvas, em dezembro. O corpo de SEVERINA foi encontrado hoje pela manhã, quando o Corpo de Bombeiros e agentes da Prefeitura faziam a limpeza do local. Ela caminhava na rua ARGENTINA quando foi atingida.

ELIAS MALUCO e TCHACA, chefes das principais facções criminosas do RIO, deixaram o Estado hoje à tarde num superesquema de segurança que envolveu as polícias Federal e Militar, a Marinha e a Aeronáutica. Junto com eles, mais dez presos de BANGU I e III foram enviados para a penitenciária federal de CATANDUVAS, no PARANÁ. Os doze são suspeitos de ordenarem a onda de ataques que aterrorizou a população do RIO na semana passada. 

O governador JOSÉ SERRA afirmou hoje publicamente que sua administração vai “imprimir o padrão tradicional de austeridade e de corte de desperdícios”. Segundo SERRA, “essa é uma luta permanente que pode ser feita a cada ano, a cada período, a cada novo governo, é uma luta que tem que ser permanentemente renovada”.
Em seu primeiro compromisso fora do Palácio dos Bandeirantes, desde que tomou posse, ele mandou um recado à Assembléia, que hesita em colocar na pauta da votação o Orçamento para 2007. “Dá para trabalhar, não muito tempo”, ele advertiu. “Nos primeiros meses dá”.
SERRA foi à solenidade de passagem do COMANDO GERAL DA PMESP. O novo Comandante é o CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ, de 48 anos. Instituição com quase dois séculos de história e um efetivo de 100 mil policiais, entre homens e mulheres, a PM consome orçamento anual de 4 bilhões de reais, montante que se iguala ao de um dos Poderes, o Judiciário.
O primeiro palanque para SERRA foi montado no pátio da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO – APMBB -, centenária fortaleza na zona norte da Capital, que forma os oficiais da corporação. Ao longo de duas horas ele assistiu de pé ao desfile de tropas armadas. Fizeram companhia ao governador os secretários de duas pastas polêmicas, onde reside seu primeiro e maior desafio – Segurança Pública e Administração Penitenciária.
Aos coronéis, ele reiterou sua preocupação com relação ao avanço da criminalidade no Estado. Pediu “combate implacável ao crime organizado, mas dentro da lei e com respeito aos direitos humanos”.
Não fez apenas cobranças aos militares, porque a eles também dirigiu palavras de conforto e apoio. Ao homenagear os que morreram em combate, tocou numa ferida de seu antecessor, GERALDO ALCKMIN: “Agradeço àqueles que caíram no cumprimento do dever de proteger a população e resguardar a nossa democracia, muitas vezes fruto de ataques covardes como aqueles que aconteceram no ano passado”, disse o governador em alusão à ofensiva do PCC, facção que atormenta as forças policiais.

A Bandeira Nacional do PARQUE DA INDEPENDÊNCIA, no IPIRANGA, está desaparecida. O furto foi percebido pela organização do parque na última terça-feira, dia 2. O hasteamento de uma outra bandeira está previsto para o fim da próxima semana, para que o símbolo pátrio não falte na comemoração do aniversário de SÃO PAULO. Para furtar a bandeira, o cabo de aço preso por um cadeado que a elevava a uma altura de 30 metros foi cortado, o que, segundo o administrador do parque, DANIEL VARELA, dificulta a substituição imediata. VARELA afirma que só dois vigias fazem a segurança dos 161 metros quadrados do parque à noite, e que o circuito interno não grava as imagens que transmite, serve apenas para vigilância imediata. “Consideramos o furto um ato de terrorismo. Isso não é brincadeira, é uma demonstração de desrespeito às autoridades”, diz GUILHERME TEODORO MENDES, presidente do Movimento Cívico em Defesa do Monumento e do Parque do IPIRANGA. Ele diz que um andaime da Prefeitura será usado para recolocar o cabo para a bandeira substituta.  

O confronto entre o FATAH e o HAMAS, rivais palestinos, atravessou hoje uma perigosa barreira no caminho que pode transformá-lo numa guerra civil. Enquanto novos assassinatos eram atribuídos ao grupo islâmico HAMAS, seu rival laico, o FATAH, passou a pregar abertamente o conflito. “Sangue por sangue, agressão por agressão”. Os integrantes do nosso movimento devem retaliar livremente cada ataque”, dizia um comunicado do FATAH divulgado à tarde. “Os assassinos são alvo legítimo”.
O clérigo ADEL NASAR, crítico do HAMAS, foi morto ao sair de uma mesquita no campo de refugiados de MUGHAZI, minutos depois de pedir, em um sermão, que os dois grupos chegassem a uma acordo para restaurar a paz. Escritórios do HAMAS foram incendiados em RAMALLAH, na CISJORDÂNIA, e casas de três altos funcionários do grupo islâmico foram atacadas com granadas em GAZA.
O motivo da escalada das tensões foi a morte, na quinta-feira, dia 4, do chefe do Serviço de Segurança Preventiva, MOHAMED GHAYEB, e sete de seus guarda-costas, em um episódio que deixou mais de 30 pessoas feridas, incluindo 8 crianças. No funeral de GHAYEB, o clima era de revolta. Milhares de pessoas  protestaram contra o assassinato, atribuído pelo FATAH a uma força de segurança que está sob o comando do ministro do Interior, SAED SEYAM, do HAMAS. Membros das BRIGADAS DOS MÁRTIRES DE AL-AQSA, o braço armado do FATAH, chegaram a ameaçar matar SEYAM e o chanceler MAHMUD AL-ZAHAR, também do HAMAS.

O presidente americano, GEORGE W. BUSH iniciou hoje mudanças em sua cúpula militar, nas equipes diplomáticas e de segurança nacional, enquanto se prepara para anunciar um polêmico aumento de forças no IRAQUE. As mudanças parecem ser parte dos esforços da CASA BRANCA para adotar uma nova direção no IRAQUE e reformular a estratégia de segurança nacional de BUSH em seus últimos dois anos na presidência.
BUSH decidiu substituir os dois principais generais no IRAQUE, GEORGE CASEY e JOHN ABIZAID, que vinham manifestando publicamente seu ceticismo sobre um aumento de tropas americanas no IRAQUE – medida que atualmente é a principal opção considerada pela CASA BRANCA. O porta-voz de BUSH, TONY SNOW, anunciou a nomeação do GENERAL DAVID H. PETRAEUS como principal comandante militar no IRAQUE, no lugar de CASEY. Para o lugar de ABIZAID, chefe do Comando Central, BUSH indicou o almirante WILLIAM J. FALLON, atualmente o principal comandante militar dos EUA no PACÍFICO. As nomeações precisam ser confirmadas no Senado.                                

Faleceu o inventor do macarrão instantâneo, MOMOFUKU ANDO, no JAPÃO, aos 96 anos, vítima de um ataque cardíaco. Fundador de NISSIN, responsável por produtos como o CUP NOODLE e o MIOJO, ANDO nasceu em 1910 e começou a trabalhar com alimentos na época da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, estimulado pela necessidade de encontrar soluções para a escassez de alimentos do período. A NISSIN surgiu em 1948. Sua estréia no BRASIL foi em 1965, trazendo para o mercado nacional a marca MIOJO.

2 008       :      -     SÁBADO
INDIQUE O CAMINHO, MAS NÃO OUSE TENTAR FAZER A TRILHA QUE É DA COMPETÊNCIA DE OUTRA PESSOA, POIS ISSO SIGNIFICARÁ TENTAR O IMPOSSÍVEL, QUE É OCUPAR O LUGAR QUE NÃO É SEU. AJUDE, MAS SÓ ATRAVÉS DE SUGESTÕES E INDICAÇÕES.

Dez jogos abrem hoje a 39ª edição da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Assim como no ano passado, 88 clubes irão disputar o torneio, divididos em 22 grupos de quatro times. A competição mais charmosa do futebol de base tenta resgatar seu objetivo, que é a revelação de talentos. No ano passado, por exemplo, poucos jogadores que brilharam na COPINHA foram destaque no time principal.
Do campeão CRUZEIRO, o atacante GUILHERME conseguiu se destacar no time principal. O meia-atacante LULINHA, do CORINTHIANS, também chamou a atenção e hoje é figurinha carimbada do time principal. A maior revelação foi o zagueiro BRENO, que, após um grande campeonato pelo SÃO PAULO, agora irá defender as cores do BAYERN DE MUNIQUE.

Depois da frustração de ontem, quando pensava que seria operado do carcinoma basal, vou passar uma manhã relativamente tranqüila. Ainda os jornais de 2007 estão sendo levados para a HEMEROTECA VENTURA, cedendo espaço para os do ano que está iniciando. Outro passatempo meu neste sábado é o computador. Meus amigos virtuais NELLY/HERNÂNI DONATO, CAPITÃO ANDRÉ LUIZ DE SOUZA DIAS, mandam-me mensagens pelo correio eletrônico.
LUCINDA conta-me a confusão criada na casa do NELSON e SORAYA por causa de uma reforma geral que eles estão processando. Por outro lado, a NORMA corre com a filha RENATA, grávida de seis para sete meses, que sofre com essa gravidez impensada, já que é doente (diabetes e outras coisas mais). Está residindo um pouco longe e a NORMA é praticamente a babá do IAGO. Não podendo cuidar do IAGO, o menino vem muito em casa, principalmente nessa época em que está em férias escolares.

Maior campeão da competição (COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR), com seis títulos, o CORINTHIANS estreou hoje em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, vencendo o CEILÂNDIA por 3 a 0. O SÃO PAULO também teve uma boa estréia na COPINHA, ao derrotar o CSA pelo mesmo placar – 3 a 0 – em ARARAS. Em HORTOLÂNDIA, o CRUZEIRO deu o primeiro passo em sua caminhada ao bicampeonato ao vencer o MIRASSOL por 3 a 2. Amanhã, a COPINHA terá 32 partidas, com a primeira começando às 9 horas (FLAMENGO – SP x INDEPENDÊNCIA – AC) e a última às 18:30 horas (VASCO x PAYSANDU). Ao todo, 26 times paulistas estarão em campo, com destaque para o PALMEIRAS, unido dos grandes de SÃO PAULO que ainda não conquistou nenhuma edição do torneio, e o SANTOS.

O trabalhador rural morto ontem à noite com sintomas característicos de febre amarela humana é JOÃO BATISTA GONÇALVES, de 31 anos. Ele estava internado no Hospital de Doenças Tropicais, em GOIÂNIA, desde o dia 3 de janeiro. GONÇALVES morreu de insuficiência hepática e renal.  Ele morava em APARECIDA DE GOIÂNIA. No entanto, contraiu a doença em URUAÇU, distante 277 km ao norte da GOIÂNIA, numa área de desmatamento e pode ser a primeira vítima da febre amarela este ano em GOIÁS. Outros dois casos ocorreram em abril de 2007 na cidade de JATAÍ.

Às 14:16 horas tocou o celular do vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR. Era JAQUES WÁGNER, governador da BAHIA. Queria saber como vai a saúde do vice, que respondeu assim: “Estou fazendo a quimioterapia. Está indo muito bem, graças a Deus. As perspectivas são excelentes”. ALENCAR, de 76 anos, deverá receber alta amanhã, ao meio-dia, no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, onde foi internado quinta-feira, dia 3, para dar seqüência a um tratamento a que vem sendo submetido desde o final de outubro – quando passou por mais uma cirurgia, a sexta, para retirada de tumor no abdômen.
Hoje ele almoçou no restaurante do segundo andar do hospital. Dois assessores o acompanhavam. Três seguranças ao redor. Sentou-se à mesa junto à uma janela, do lado oposto à entrada. Tinha boa aparência e demonstrava disposição e bom humor.

Um ano após o assassinato do milionário RENNÉ SENNA, os irmãos do ricaço, sua filha única, RENATA SENNA, e a família da viúva, ADRIANA ALMEIDA, passam por dificuldades financeiras. Enquanto a briga na Justiça não tem um desfecho, todos os bens do ex-lavrador continuam bloqueados. Com isto, RENATA – que teve um filho há pouco mais de dois meses – está se sustentando com a ajuda de seu advogado, MARCUS RANGONI, para viver na confortável casa que ganhou do pai no Condomínio ITAOCAIA VALLEY, em MARICÁ.
A maioria dos irmãos do milionário leva a mesma vida difícil que tinha antes de RENNÉ ganhar na Mega-Sena. Na Fazenda NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, em RIO BONITO, os funcionários estão há dez meses sem receber salários.
Ganhador de 52 milhões de reais em julho de 2005, RENNÉ foi morto a tiros em 7 de janeiro de 2007 no bar do PENCO, no distrito de LAVRAS, em RIO BONITO. Todos os seis acusados pelo crime – inclusive a viúva, ADRIANA ALMEIDA – permanecem presos.
Com o bloqueio dos bens de RENNÉ, a luxuosa Fazenda NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, comprada por 9 milhões de reais, está praticamente abandonada. Cerca de 40 cabeças de gado já morreram e as que sobrevivem apresentam doenças, devido à falta de dinheiro para a compra de remédios e vacinas. A fazenda –que nos áureos tempos tinha a grama aparada constantemente e jardins bem cuidados – atualmente está com mato alto e cercas de madeira em mau estado de conservação. Até a energia elétrica já foi cortada por falta de pagamento.  

A top CAROLINE RIBEIRO foi confirmada neste sábado como grande nome da programação de verão da MTV. Ela deverá comandar o programa ARQUIVO LUAU – que mostrará os melhores shows de praia promovidos pela emissora nos últimos anos – entre os meses de janeiro e fevereiro.

A cantora BRITNEY SPEARS deixou hoje o hospital de LOS ANGELES onde estava internada na ala psiquiátrica. Ela havia sido internada um dia antes, após um escândalo em que se recusou a devolver os filhos ao ex-marido. Segundo o jornal inglês “THE SUN”, a cantora já tomou drogas dadas a cavalos de corrida a fim de emagrecer. 

As FARC acusaram o presidente colombiano, ÁLVARO URIBE, de “seqüestrar em BOGOTÁ” um menino que o grupo rebelde mantinha como refém. EMMANUEL, “com o infeliz propósito de sabotar a entrega” de sua mãe, CLARA ROJAS, e da ex-deputada CONSUELO GONZÁLEZ DE PERDOMO (dois dos reféns da guerrilha) ao presidente venezuelano HUGO CHÁVEZ. A acusação foi feita em um comunicado divulgado na Internet na noite de ontem. As FARC confirmam que o menino atualmente sob proteção de um órgão estatal é EMMANUEL, filho de CLARA nascido no cativeiro há três anos.

5 DE JANEIRO DE 2009     :    -     SEGUNDA-FEIRA 
A partir da noite desta segunda-feira, estréia a minissérie “MAYSA-QUANDO FALA O CORAÇÃO”, baseada na vida da cantora considerada a “musa da fossa” nas décadas de 1960 e 1970. Alvo de duas biografias lançadas em 2008, MAYSA de fato rende uma história de viradas novelescas. Garota levada na infância, quando se casa com o homem mais rico do país ela resolve investir numa carreira musical. Contra tudo e todos, lança discos e fica famosa abrindo mão da fortuna, conforto e até mesmo de acompanhar a criação do próprio filho para viajar e fazer sucesso no BRASIL e na EUROPA. O filho, aliás, é JAYME MONJARDIM, diretor dos nove capítulos da série. “Ainda não parei para absorver tudo o que foi gravar a história dela. Assim que acabar esse trabalho, vou me isolar e chorar tudo o que puder”, conta JAYME, que, por conta da homenagem, resolveu trazer a mãe de volta aos holofotes. Lançou um livro de fotos, um CD duplo com as músicas mais emblemáticas dela e deve levar uma versão da minissérie para o cinema. Isso sem falar na escalação os próprios filhos para viver seu papel quando jovem.
Na pele de MAYSA está a estreante LARISSA MACIEL. A gaúcha de 31 anos bateu 800 concorrentes num teste e teve aulas de empostação de voz, violão, piano e mergulhou fundo na história da música brasileira da época. “Lembro que, quando me caracterizei pela primeira vez, até eu fiquei assustada com a semelhança”, conta a atriz.


Depois de invadir o rancho e aterrorizar FLORA como fantasma, DONATELA decide se revelar para a rival. A foragida aparece no restaurante em que a vilã está jantando e a atrai até um teatro em ruínas. A megera custa a acreditar no que está vendo e, quando cai em si, ameaça botar a inimiga de volta na cadeia. DONATELA consegue fugir com a ajuda de ZÉ BOB e se esconde no sítio de AUGUSTO CÉSAR. FLORA inicia então uma caçada para encontrá-la. A vilã descobre que DONATELA está no sítio e manda os seguranças atrás dela. A ex-perua consegue fugir a tempo e decide viajar até o PARAGUAI acompanhado de ZÉ BOB. Na estrada, no entanto, ela pede para voltar e diz que vai até o rancho, pois já sabe como colocar FLORA na cadeia. A vilã, a essa altura, já terá conseguido destruir todas as cópias do DVD que a incrimina.
Também esta semana, ELIAS encontra DEDINA muito doente na rua. Um médico diz que ela está com uma grave miocardite. Sabendo de seu estado, DEDINA pede que o ex-marido chame DAMIÃO. ELIAS atende ao pedido da mulher. DEDINA pede que os dois voltem a ser amigos e logo depois morre.    

No FÓRUM DOS LEITORES DO “O ESTADO DE SÃO PAULO” vejo publicada a mensagem que mandei para o jornal nos seguintes termos:
BALUARTE DO IDEAL DE DIREITO
Em nome dos veteranos do Movimento Constitucionalista de 1932, cumprimento o ESTADO pelos seus 134 anos de existência. Seus proprietários na época, JÚLIO DE MESQUITA FILHO e o irmão FRANCISCO MESQUITA, lutaram contra a ditadura VARGAS, foram presos e exilados durante o ESTADO NOVO. O jornal foi ocupado e ficou sob intervenção da ditadura até a queda de GETÚLIO. Só foi devolvido à família MESQUITA em dezembro de 1945, após a queda de GETÚLIO.

Pela manhã, a LUCINDA conta que ontem retornaram de SÃO SEBASTIÃO o NELSON e a SORAYA. Esta, antes do Natal, foi subir nuns caixotes, no terreno da casa de praia, para ver o mar e caiu, machucando a perna. Foi levada até o Pronto-Socorro da cidade, onde perdeu algumas horas até ser atendida. O Natal e o FIM-DE-ANO não foram bons para ela. Ontem foi ao médico em GUARULHOS e não está em condições de ir trabalhar nesta segunda-feira, mas não pode faltar ao serviço, pois corre o perigo de ser dispensada. Por outro lado, o IAGO está desde cedo aqui em casa. A NORMA, que cuida dele, ainda está na casa de sua avó e de sua mãe, em MINAS GERAIS.
LUCINDA faz planos para ir até o POUPATEMPO, em GUARULHOS, juntamente com seu irmão JOSÉ, a fim de regularizar seus documentos. Durante muitos anos ela está sendo negligente nesse ponto e precisa atualizar os mesmos a fim de procurar tratamento médico por parte da CRUZ AZUL, aqui mesmo em GUARULHOS.
O JOÃO GOMES acaba de receber a notícia da morte de seu amigo JORJÃO, com pouco mais de 40 anos, vítima de um câncer generalizado. Ele é concunhado da FÁTIMA. Ainda não se sabe onde será o velório, nem o horário do enterro. Quando saio de casa, depois das 11 horas, LUCINDA prepara-se para ir ao POUPATEMPO.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC a funcionária MARINEI veio para acertar problemas financeiros. Combinou, por telefone, com o tesoureiro, TENENTE-CORONEL PM CODELO que amanhã os dois se encontrarão na Sociedade para resolver alguns casos de pagamento. Ela já sabe que o CODELO foi transferido do CENTRO DE REABILITAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR para a ACADEMIA MILITAR DO BARRO BRANCO.
Uma turma de funcionários está encarregada de reformar o telhado da Sociedade e trabalham nesta segunda-feira. Imprimo na impressora do MMDC os dias 3,4 e 5 de janeiro de 2009.
Dona GENILZA, nossa antiga faxineira, telefona para desejar um feliz ANO-NOVO. Ela não sabia que a Sociedade estará fechada até o dia 14.     
Telefono para o GINO pondo-lhe a par do que está acontecendo na Sociedade. Ele fala a respeito da mensagem que mandei para o ESTADÃO e diz que amanhã irá participar de um jantar na loja maçônica ÁQUILA ROMANA. Em seguida telefona-me o PASSOS convidando-me para almoçar. Nesse momento chega o CORONEL MENDES. Vem ele ver como estão trabalhando os empregados na obra da reforma do MMDC.
Começa a chuviscar forte no momento em que vamos até a Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP, na Rua TABATINGUERA. Ele precisa ver um problema com seguro de carros. O escritório da firma, que antes estava na Associação dos Oficiais, passou agora para a AORRPM.
PASSOS comenta comigo o início da OPERAÇAO “2009” planejada pelo MÁRIO MARGARIDO. Disse o seu colega que pretende desencadeá-la na próxima segunda-feira. Outros integrantes do MMDS estão conosco, mas não irão participar do plano (CRISTIANO, RAFAEL e DANILO). Por volta das 15 horas ameaça chover forte na cidade de SÃO PAULO e regresso a GUARULHOS.
LUCINDA esteve no POUPATEMPO de GUARULHOS e seus documentos deverão estar prontos na próxima quarta-feira.  

O ganhador do concurso 1.036 da MEGA-SENA, sorteado no sábado, retirou hoje o prêmio acumulado de R$44.550.370,27. A aposta foi registrada em uma lotérica de SÃO JOÃO DEL REI (MG). Segundo a CAIXA, o sortudo fez oito apostas e recebeu o resultado pelo celular.
“Eu estava reunido com a família na hora em que a mensagem chegou. Ficamos muito emocionados, pulamos e choramos de felicidade”, contou. Qualquer pessoa pode se cadastrar no site da CAIXA para receber os resultados das loterias por e-mail ou celular.
Com o dinheiro aplicado na poupança, o ganhador, que é torcedor do CRUZEIRO, pode receber por mês, só em rendimentos, cerca de R$315 mil.

Cenas fortes de violência colocam os holofotes sobre o seriado A LEI E O CRIME, que estréia hoje na RECORD, às 23:15 horas. Tanta expectativa vem da assinatura de MARCÍLIO MORAES, conhecido por ter levado as mazelas do morro carioca ao horário nobre na novela VIDAS OPOSTAS, em 2006. Na ocasião, ele fez do criminoso JACKSON (HEITOR MARTINEZ) sua vedete. Agora, volta a provocar o espectador com personagens do mesmo estilo e a pergunta: “De que lado você está, da justiça ou dos marginais?”.
O protagonista NANDO, vivido por ÂNGELO PAES LEME, tem alguns dos ingredientes que fizeram o outro vilão criado por MARCÍLIO se sobressair aos bonzinhos. Ele é um ex-paraquedista que, após assassinar o sogro, se refugia em uma favela, onde assume o controle do tráfico de drogas.

Subiu para onze o número de cidades de SANTA CATARINA que decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que afetam o sul do Estado desde sexta-feira. Dezoito municípios foram atingidos e mais de 2,2 mil pessoas estão desalojadas. Um mês após a tragédia que matou 135 pessoas, a chuva voltou a interditar trechos da BR-101, que dá acesso ao RIO GRANDE DO SUL e a países do MERCOSUL. As cidades mais atingidas são MELEIRO, CRICIÚMA, TURVO, NOVA VENEZA, IÇARA, ARARANGUÁ, FORQUILHINHA, ERMO, SIDERÓPOLIS e JACINTO MACHADO.

Uma falha na válvula de bloqueio da plataforma P-34 da PETROBRÁS matou um funcionário da UTC ENGENHARIA, que presta serviços à estatal, e feriu mais dois operários no último domingo por volta das 23:15 horas. A plataforma fica no campo de JUBARTE, no litoral sul do ESPÍRITO SANTO, a 130 km da capital VITÓRIA. O caldeireiro WILLIAM ROBSON VASCONCELOS, de 28 anos, era morador da SERRA, na GRANDE VITORIA. Com o acidente, a produção da P-34 foi interrompida. Foi nessa plataforma que o presidente LULA, em setembro, deu início a produção de petróleo na área do pré-sal.

Um bote a motor encontrado ontem pela Capitania dos Portos abandonado numa marina de ANGRA DOS REIS, entre duas embarcações grandes, foi apreendido pela polícia. Está se tentando identificar o proprietário do barco, já que há uma denúncia anônima dando conta de que a embarcação que atropelou e matou o turista alemão CHRISTIAN MARTIN WÖLFFER em PARATY estaria nessa marina. O laudo cadavérico do IML diz que o empresário alemão morreu devido a dois cortes profundos e um superficial nas costas, que atingiram o pulmão e provocaram hemorragia. Ele acrescentou que pelo tamanho dos cortes, dá para perceber que foram provocados por uma embarcação pequena. O bote a motor encontrado em ANGRA tem 4,5 metros e um motor pequeno.

“Ela surpreendeu a gente, abriu os olhos, chorou e pegou na minha mão”, contou a dona-de-casa RENATA ALVES DE OLIVEIRA GOES, de 32 anos, que esteve hoje com a filha GEOVANNA, na UTI do hospital LEONOR MENDES DE BARROS,no BELÉM, zona leste. No dia 2 de janeiro, a recém-nascida foi considerada morta pelos médicos e, quatro horas depois, encontrada com vida pela faxineira no necrotério do hospital. Os pais decidiram registrá-la como GEOVANNA VIDA ALVES GOES. “Por tudo que passei, foi um milagre ela estar viva. Por isso escolhemos esse nome”, explicou a mãe.

O ex-jogador de futebol EVALDO AUGUSTO, de 45 anos, o ZENON, morreu afogado após salvar o filho e um garoto de 13 anos, em UBATUBA, no litoral norte, domingo à tarde. ZENON, que ganhou esse apelido pela semelhança com o craque do CORINTHIANS da década de 1980, se tornou policial rodoviário após abandonar os gramados. Ele foi enterrado hoje à tarde em JUNDIAÍ, a 60 km da capital, com a presença de cerca de 300 pessoas.
EVALDO viajou para o litoral no dia 29 de dezembro, acompanhado da mulher ROSE, de 43 anos, e dos filhos LUCAS, de 14, e SABRINA, de 8. Eles se hospedaram em uma pousada com a família do chefe de EVALDO, o inspetor ANDREW.
No domingo, eles foram à praia de UBATUMIRIM. Por volta das 14:30 horas, da areia, ZENON viu que seu filho e o filho do inspetor ANDREW pediam socorro no mar. “Os garotos ficaram presos em algum buraco”, conta ALTAIR RAIMUNDO, de 39 anos, cunhado de EVALDO. 

O espanhol FERNANDO ALONSO, bicampeão mundial da Fórmula 1 (2005 e 2006), saiu ileso de um acidente aéreo no Aeroporto de MALINDI, no QUÊNIA, domingo à noite. Outras quatro pessoas, sendo uma delas RAQUEL DEL ROSÁRIO, esposa do piloto, também estavam no jato particular e nada sofreram. Quando a aeronave se preparava para a decolagem, uma das asas se chocou contra um prédio. ALONSO passou as festas de NATAL e FIM DE ANO no luxuoso hotel “LION IN THE SUN”, de propriedade de FLÁVIO BRIATORE, diretor da equipe RENAULT. O local é bastante visitado por celebridades por causa da beleza de suas praias. 

Com tropas operando por terra na FAIXA DE GAZA, o décimo dia da ação israelense foi o mais sangrento. Bombardeios aéreos e de canhões na fronteira com ISRAEL sacudiram cidades palestinas como RAFAH, hoje. Pela primeira vez desde o sábado, dia da invasão, soldados de ISRAEL combateram diretamente milicianos do HAMAS em áreas urbanas. Tanques e blindados formaram um cordão de isolamento em KHAN YUNIS, no sul, e em SHAJAIEH, no norte, dividindo a FAIXA DE GAZA em três. Fontes médicas palestinas afirmam que ao menos 100 pessoas morreram, entre elas 26 crianças. Desde o início do conflito, 555 palestinos e cinco israelenses morreram e 2,5 mil pessoas ficaram feridas.
A ministra das Relações Exteriores de ISRAEL, TZIPI LIVNI, voltou a rejeitar um cessar-fogo. O número dois do HAMAS em GAZA, MAHMOUD AL-ZAHAR, garantiu que o grupo não vai interromper o lançamento de foguetes contra o sul de ISRAEL.
Na CIDADE DE GAZA, o comerciante palestino OMAR AL-JAMAL, de 56 anos, não descarta pedir ajuda à CRUZ VERMELHA para sair da região, de onde está preso desde 2008, quando retornou do BRASIL. Ele morou no RIO por 33 anos e viajou à GAZA para resolver pendências após a morte dos pais. “Nunca imaginei uma crise desse porte. Estamos com muito medo”.
Ao menos 38 foguetes foram lançados hoje pelo HAMAS. Dois israelenses ficaram feridos na explosão de um foguete no kibutz SHAAR HANEGEV.
SALAH SAMOUNI batia a cabeça contra a parede no necrotério diante dos corpos dos três sobrinhos. Os parentes gritavam diante de médicos exaustos, pedindo que as buscas continuassem por familiares soterrados por escombros. Após dez dias de ataques, o Hospital SHIFA, o maior da FAIXA DE GAZA, está sobrecarregado. Os corpos são colocados as duplas nas gavetas do necrotério e alguns – como os sobrinhos de SAMOUNI, de 3,4 e 5 anos – estão pelo chão.   

PAT HINGLE, veterano ator que interpretou o Comissário GORDON em diversos filmes da série BATMAN durante os anos de 1990, morreu aos 84 anos em sua casa de CAROLINA BEACH, em CAROLINA DO NORTE, nos ESTADOS UNIDOS, na noite de sábado. HINGLE decidiu se instalar na pequena cidade costeira após filmar o filme MAXIMUM OVERDRIVE na região, em 1986. Viveu em CAROLINA BEACH durante mais de 15 anos e estava sofrendo muitos problemas de saúde nos últimos anos. Sua carreira no cinema e na televisão durou seis décadas e incluiu uma nominação para um Prêmio TONY em 1958.

A poeta dinamarquesa INGE CHRISTENSEN, eterna candidata ao Prêmio NOBEL DE LITERATURA, morreu aos 73 anos, anunciou hoje sua editora GYLDENTAL. INGE foi considerada a escritora dinamarquesa mais importante dos últimos anos e sua obra pode se enquadrar dentro do gênero de poesia experimental, embora também inclua alguns trabalhos em prosa. Um de seus livros mais conhecidos é ALPHABET, uma série de poemas com uma estrutura que corresponde, em uma parte, ao alfabeto de A a N, como o próprio nome da obra indica, e, por outra, à série dos números criadas pelo matemático italiano LEONARDO FIBONACCI. 

5 DE JANEIRO DE 2010     :      -       TERÇA-FEIRA
Ontem o CRISTIANO me deu de presente um pen-drive de 4 gigas. Aposento o que estava usando (quase cheio, também de 4 gigas). É muita documentação que recebo via internet, além das minhas memórias. Mas é um recurso de grande utilidade para arquivo e transporte de dados.
As chuvas de ontem fizeram estragos no centro da cidade de São  Paulo e os jornais de hoje publicam o que aconteceu na tarde, quando um temporal provocou o caos.
Faço uma viagem tranqüila para a cidade. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que continua fechada, posso imprimir minhas memórias.
Tento entrar em contato com o CORONEL PM MENDES para comunicar o estrago causado no telhado do prédio, por causa das fortes chuvas de ontem, mas apenas fica uma mensagem em seu celular.
Mais tarde o CORONEL MENDES comparece ao MMDC. Ele toma conhecimento do problema com o telhado da Sociedade. Falamos sobre o falecimento do CORONEL ERASMO DIAS e comentamos a troca do presidente do Tribunal de Justiça Militar. Ainda não sabemos quem é o coronel que ficará na Assistência Militar, substituindo o CORONEL PM NELSON DE ALMEIDA.
Começa a escurecer na cidade e, por volta das 16 horas, regresso a GUARULHOS. As chuvas que caem hoje em São Paulo voltam a alagar o JARDIM ROMANO na zona leste. A região dos JARDINS, a MOOCA, VILA FORMOSA, CIDADE LÍDER, POMPEIA foram outros lugares atingidos. A marginal de PINHEIROS ficou interditada na altura da ponte ENGENHEIRO ROBERTO ROSSI ZUCCOLLO, no sentido INTERLAGOS. O bairro mais atingido foi PINHEIROS, com 13 pontos de alagamento.

Depois de provocar deslizamentos e mortes no Sudeste, a chuva hoje destruiu uma ponte no município de AGUDO-RS, lançando nas águas revoltas do Rio JACUÍ dezenas de pessoas. Oito pessoas foram resgatadas com vida por helicópteros e cinco eram consideradas desaparecidas. As enxurradas ainda deixaram duas mortes confirmadas, fecharam total ou parcialmente 21 rodovias e forçaram mais de mil pessoas a abandonar as casas.
Os corpos de EMANUELE RODRIGUES, de 32 anos, e de FERNANDA MURACA, de 25, que estavam na casa na ENSEADA DO BANANAL onde um grupo de 17 pessoas da cidade paulista de ARUJÁ passava o reveillon foram identificados por meio da arcada dentária, de acordo com o diretor do IML, FRANK PERLINI. Os corpos, encontrados hoje, foram encaminhados para o IML do RIO, onde parentes das jovens os esperavam. Os pais estão arrasados, mas aliviados. “Não existe nada mais angustiante que esperar cinco dias pela confirmação da morte de um filho. É uma sensação mista, horrorosa. Agora vamos levar nossas meninas para descansar”, disse PEDRO CORDEIRO, tio de EMANUELE.
Após quatro dias de isolamento, com falta d´água e luz, os moradores de VILA VELHA, em ANGRA, tentam voltar à rotina. No MORRO DA CARIOCA, os bombeiros buscavam pelo corpo da última desaparecida – ALESSANDRA EMÍDIO DE CARVALHO, de 11 anos.

Pela Internet registro a seguinte mensagem:
TOGNETTI, Americo para GBB
Companheiros nossos que até hoje conviviam com o Coronel ERASMO DIAS são testemunhas de que esse Brasileiro, cumpridor do seu dever, foi honesto, bem diferente dos políticos 'democráticos' (esquerda), viveu humildemente e nunca ficou rico, nem remediado, pois até recentemente pedia trabalho aos amigos para ajudar completar seu orçamento familiar...Enquanto isso o lullinha jr. de saída virou um grande empresário e dono de uma da melhores fazendas do Brasil...e inumeráveis outros "novos" detentores do poder. DUVIDA? É só pesquisar um pouco, na propria imprensa e não é necessaria nenhuma investogação secreta...Tognetti/68
05/01/2010 - 11h31
Corpo do coronel Erasmo Dias, 85, é velado em SP; enterro será em Santos.
Folha Online
O corpo do ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo Erasmo Dias, que morreu aos 85 anos na noite desta segunda-feira (4), é velado na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele sairá de lá às 12h, rumo à cidade de Santos, no litoral sul, onde o enterro ocorrerá no cemitério Paquetá.
De acordo com o Hospital do Câncer A.C. Camargo, ele estava internado desde o dia 2 de janeiro em decorrência de um câncer no estômago e no fígado.
TV Globo
Erasmo Dias, ex-secretário de Segurança, morreu aos 85 anos em São Paulo
Erasmo Dias ficou conhecido por comandar a invasão na PUC de São Paulo em setembro de 1977, durante um confronto dos estudantes com as forças do regime militar (1964-1985). Na ocasião, estudantes faziam um ato público pela reorganização da UNE (União Nacional dos Estudantes).
Dias foi secretário da Segurança Pública de São Paulo entre março de 1974 e março de 1979 e depois ocupou cargos de deputado estadual, federal e vereador pelo Partido Progressista (PP).
O coronel sempre disse que se considera "um réu eterno" por ter comandado a invasão do prédio da PUC.
"Minha filha, no final de 1977, prestou o vestibular de Direito na PUC. Passou. Quando foi fazer a matrícula, em 1978, identificaram-na e humilharam-na de uma forma intolerável para mim, como pai", relatou ele à Folha em agosto de 2004. A filha de Dias desistiu da PUC e foi para o Mackenzie.
Erasmo Dias também afirmava ser contrário ao pagamento de indenizações por tortura na ditadura porque os presos políticos foram responsáveis pelos seus próprios destinos, pois desafiaram "o princípio da autoridade".
Ele dizia que, se ex-preso político recebe indenização, os policiais que tiveram sequelas também deveriam ser beneficiados com a lei.

Recebo esta mensagem do Grupo Barro Branco:
A VERDADE JURÍDICA!
Não venham dizer que o Dr. Paulo Brossard é parcial. Não venham dizer que não é um grande cidadão desta República. É um jurista e foi membro destacado do STF. PROFESSOR EMÉRITO DE DIREITO CONSTITUCIONAL.
Sua opinião é a certeza de que a VERDADE se encontra ao lado dos que são contra a MENTIRA e a desfaçatez. Estão querendo mudar o DIREITO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO.
O Presidente da República deveria se aconselhar com homens do quilate do Ministro Paulo Brossard, que se engrandeceu pelo equilíbrio e pela inteligência.
"QUANDO VOCÊ MENTE, ESTÁ ROUBANDO DE ALGUÉM O DIREITO DE SABER A VERDADE. QUANDO TRAPACEIA, ESTÁ ROUBANDO O DIREITO À JUSTIÇA"!
Khaled Hosseini
Autor do Caçador de Pipas
O MESTRE PAULO BROSSARD NOS INDICA
A VERDADE E O DIREITO
GRUPO GUARARAPES
ANISTIA É IRREVERSÍVEL,
POR PAULO BROSSARD
Agora, em dezembro do ano que findou, dei-me conta de que completei 62 anos de formado em Direito e, naturalmente, lembrei-me dos professores que tive na Faculdade, falecidos, mas não esquecidos, dos colegas de turma e contemporâneos, de advogados, juízes e desembargadores que me honraram com sua amizade, deferência e exemplos, de servidores do foro e do Tribunal, modelos de correção e urbanidade. Contados os cinco anos do curso, mesmo sem incluir os dois do pré-jurídico, o período de Porto Alegre, ultrapassa dois terços de século. Um pedaço de tempo, se é que tempo tem pedaço.
Como visse que se cogita de revogar a lei da anistia lembrei-me também do que aprendera a respeito quando estudante. A notícia me pareceu esdrúxula. Mais ainda, quando li que a projetada revogação da lei de 1979 teria sido concebida nos altos escalões do governo federal ou quem sabe dos baixos. Sei que contou com a adesão do presidente Luiz Inácio, pelo menos com sua assinatura. E como uma lembrança puxa outra, recordei a figura do saudoso amigo e mestre José Frederico Marques que, em um de seus livros, ensina o que é corrente entre tratadistas, a anistia "é o ato legislativo em que o Estado renuncia ao direito de punir... É verdadeira revogação parcial, hic et nunc, de lei penal. Por isso é que compete ao Poder Legislativo a sua concessão. Lei penal ela o é, por conseguinte: daí não a poder revogar o Legislativo, depois de tê-la promulgado, porque o veda o art. 141 §§3º e 29º", da Constituição de 1946, aos quais correspondem os incisos 36 e 40 do artigo 5º, da Constituição de 1988.
Se há dogmas em matéria jurídica esse é um deles. A lei penal só retroage quando benéfica ao acusado ou mesmo condenado. Daí sua irrevogabilidade. Os efeitos da lei da anistia se fizeram sentir quando a lei entrou em vigor. O próprio delito é apagado. A revogação da lei de anistia ou que outro nome venha a ter importaria em restabelecer em 2010 o que deixou de existir em 1979. Seria, no mínimo, uma lei retroativa, pela qual voltaria a ser crime o que deixara de sê-lo no século passado. O expediente articulado nos meandros do Planalto, a meu juízo, retrata o que em direito se denomina inepto. Popularmente o vocábulo pode ter um laivo depreciativo. Na terminologia jurídica, significa "não apto" a produzir o efeito almejado. Por isso, não hesito em repetir que o alvitre divulgado é inepto, irremediavelmente inepto.
Em resumo, amigos do governo, mui amigos, criaram-lhe um problema que não existia. É claro que estou a tratar assunto importante com a rapidez de um artigo de jornal. Para terminar, a anistia pode ser mais ou menos justa, mas não é a justiça seu caráter marcante. É a paz. No arco-íris social, com suas contradições, essa me parece ser a nota dominante. Não estou dizendo novidade.
À maneira de post scriptum, lembro que a oposição, ao tempo encarnada no MDB/PMDB, foi quem levantou a tese da anistia e era natural fosse ela; e desde o início falou em anistia recíproca. O setor governista não aceitava a reciprocidade, até que, algumas pessoas mais avisadas se deram conta de que, depois de período tão longo, em que tudo fora permitido, a anistia devia ser mesmo ampla, a ponto de abranger as duas partes em que o país fora dividido. Tive ocasião de dizer isso depois da anistia, quando localizada, em Petrópolis, casa onde a ignomínia da tortura fizera pouso. Ninguém contestou. Está documentado e publicado. Repito agora com a mesma tranquilidade.
Zero Hora de 4/1/2010

A pista no sentido bairro da PONTE DAS BANDEIRAS é parcialmente interditada a partir das 23 horas para as obras da Marginal do TIETÊ. As alças de acesso das pistas da MARGINAL para a ponte também foram bloqueadas pela CET. A previsão é de que o bloqueio dure 17 dias. Os desvios em cinco pontes, ao longo dos 14 km que sofrem reformas transformaram ruas residenciais estreitas em rotas alternativas para parte de 1,2 milhão de veículos que passam todos os dias pela via. Segundo a CET, as interdições nas pontes devem durar até fevereiro.

A cúpula da Segurança Pública de São Paulo promoveu hoje mudanças nas chefias dos principais departamentos da Polícia Civil. Ao menos quatro delegados da capital e um do interior foram substituídos e/ou remanejados para outros cargos. Ao substituir RONALDO BRETAS MARZAGÃO em março de 2009, FERREIRA PINTO fez uma série de mudanças na cúpula da Polícia Civil, nomeando inclusive um novo delegado-geral, DOMINGOS DE PAULO NETO. O objetivo era chacoalhar a instituição, bombardeada por acusações de corrupção. O secretário estabeleceu metas e queria ver os resultados para depois avaliar a necessidade de novos ajustes. O delegado EDUARDO HALLAGE deixará o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC) para assumir o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP), unidade a que estão subordinadas os 93 distritos policiais da capital. Para o lugar de HALLAGE foi escolhido MARCO ANTÔNIO DE PAULA SANTOS. Com a chegada de HALLAGE, ao menos duas delegacias seccionais da capital – oeste e norte – devem passar por mudanças. Os titulares hoje são os delegados JOSÉ CARLOS CARRASCO e ROBERTO PACHEDO DE TOLEDO, respectivamente.
O novo chefe do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (DEMACRO) será o delegado MARCOS CARNEIRO LIMA. Com passagens recentes pelo DHPP e pela Corregedoria, LIMA teve papel destacado na greve deflagrada pela Polícia Civil em 2008. O atual diretor do DEMACRO, ÉLSON ALEXANDRE SAYÃO, vai comandar o Departamento de Identificação e Registros Diversos (DIRD), órgão que já chefiou por três anos. O novo encarregado pelo Departamento de Inteligência Policial (DIPOL) será o delegado EDMUR LUCHIARI, que estava na assistência policial da Academia de Polícia Civil.
As trocas não se limitaram à capital. Para o Departamento de Polícia Judiciária do Interior 9 (DEINTER 9) foi escolhido ODOVALDO MÔNACO, que na década de 1990 esteve na Corregedoria.

A cantora GRETCHEN e um casal de produtores foram assaltados por volta de 1:15 horas de hoje, próximo do Dique do ITORORÓ, no bairro de ITORORÓ, em SALVADOR (BA), quando voltavam de um desfile do qual participaram no PELOURINHO. A cantora, que levou uma coronhada na cabeça, foi surpreendida por dois homens a pé na Avenida VASCO DA GAMA, logo após estacionar o carro. Segundo ela, os criminosos levaram uma mala, bolsas, CDs e roupas.    
 
Foi sepultado hoje, às 14:30 horas, no Cemitério do PAQUETÁ, em SANTOS, o corpo do CORONEL Ref do Exército ERASMO DIAS, ícone da repressão militar. O adeus ao coronel reuniu as seis filhas e uns poucos amigos dos tempos em que acumulava prestígio, poder e fama. Quinze coroas de flores adornaram o salão nobre da Assembléia, onde se realizou o velório. Às 10:15 horas PADRE VANZ encomendou a alma, borrifou água benta no morto e na família, rezou o Pai Nosso e ao SENHOR rogou: “Perdoai-lhe os pecados da fraqueza humana.”
Oficial de artilharia, ERASMO ocupou o cargo de Secretário da Segurança Pública de São Paulo por cinco anos, entre 1974 e 1979, página de sangue dos porões. Foi nesse tempo que VLADIMIR HERZOG e MANOEL FIEL FILHO morreram nas dependências do DOI-CODI, do II Exército – o jornalista em outubro de 1975, o operário em janeiro de 1976 – e os legistas do coronel atestaram suicídio nos dois óbitos.
LAUDO NATEL, de 89 anos, governador que o nomeou para a chefia da polícia, logo cedo foi despedir-se. “ERASMO era enérgico, mas não tive problemas com ele. Me prestou bons serviços.”
PAULO EGYDIO MARTINS, sucedeu NATEL no Palácio dos Bandeirantes, em 1975, e manteve ERASMO. Na noite de 22 de setembro de 1977 o coronel escreveu capítulo truculento do regime. Inflexível no combate aos opositores dos quartéis, ele comandou a feroz invasão do campus da PUC e prendeu 900 estudantes. Uma chuva de bombas incendiárias caiu sobre manifestantes acuados e cinco moças sofreram queimaduras que lhes deformaram o corpo.
Dois anos depois, elegeu-se deputado federal pela ARENA. Em 1989 foi constituinte estadual. “Defendia suas convicções ardorosamente, mas tinha um coração doce”, depõe BARROS MUNHOZ, presidente da Assembléia.
Golpeado pelo câncer, definhou. Mas até o fim não se curvou. “Ele resistiu, lutava, queria viver”, relata JEANETE, a companheira. 

O rastreador antirroubo instalado em um ônibus da VIAÇÃO CUBA possibilitou à polícia prender dois criminosos e a libertar o motorista do veículo, de 42 anos, que havia sido seqüestrado em MOGI DAS CRUZES. Ele seria mantido em cativeiro até que o ônibus fosse entregue na fronteira do MATO GROSSO com o PARAGUAI.
Três bandidos atacaram o motorista do MERCEDES BENZ prata responsável pelo transporte de funcionários de uma empresa. O ataque ocorreu hoje pela madrugada em MOGI DAS CRUZES, quando o motorista saía para o trabalho. O veículo ficava sempre estacionado diante da porta da casa do motorista.

O presidente LULA pretende ignorar relatório do Comando da Aeronáutica que avaliou o caça GRIPEN NG, da empresa sueca SAAB, como o melhor para o projeto FX-2, de renovação da frota da Força Aérea Brasileira. LULA já manifestou preferência pelo francês RAFALE e tem repetido que a decisão sobre a compra dos 36 aviões é “política e estratégica” para consolidar parceria entre BRASIL e FRANÇA. Além da DASSAULT e da SAAB, a BOEING concorre com o F-18 SUPER HORNET. O vazamento do relatório, com a avaliação ainda parcial das propostas, irritou LULA. Auxiliares do presidente disseram que o documento já foi modificado e não faz um ranking das melhores propostas, apenas avalia tecnicamente itens como transferência de tecnologia e aspectos comerciais e logísticos. O Comando da Aeronáutica informou que o relatório ainda não foi encaminhado ao Ministério da Defesa.

Acusado pelo Ministério Público de comandar o mensalão do DEM e pressionado por maçons de todo o País, o governador do Distrito Federal, JOSÉ ROBERTO ARRUDA (sem partido), que completou hoje 56 anos, pediu desligamento da Loja do GRANDE ORIENTE DE BRASÍLIA, onde ocupava o grau de mestre. A exemplo do que ocorreu no DEM, a iniciativa antecipou a decisão de seus colegas de expulsá-lo, por infringir um dos princípios básicos da Ordem, que deve ser voltada para o resgate da dignidade das pessoas.
ARRUDA foi admitido na maçonaria antes de renunciar ao cargo de senador, em 2001, para não ser cassado pelo envolvimento na violação do painel eletrônico do plenário, na votação da cassação do então senador LUIZ ESTÊVÃO. Agora, com o escândalo revelado pela OPERAÇÃO CAIXA DE PANDORA, da PF, em que foi filmado recebendo dinheiro das mãos do ex-secretário DURVAL BARBOSA, ele não foi perdoado pela maçonaria.
No início de dezembro, cerca de 50 membros da ORDEM se reuniram para discutir a situação. Constataram que não havia outra alternativa, senão a de expulsá-lo. ARRUDA acabou poupado graças aos maços com os quais mantém mais proximidade, que conseguiram adiar a medida. Restou ao governador o desligamento. 

A polícia italiana afirmou hoje que prendeu 14 supostos integrantes de clãs da MÁFIA em uma operação na região de NÁPOLES. Os detidos faziam parte de grupos que lutavam pelo controle do tráfico de drogas e da rede de extorsão no sul da ITÁLIA.
O CAPITÃO GIANLUCA MIGLIOZZI afirmou que todos serão acusados de associação à MÁFIA, posse ilegal de armas e tráfico de drogas. A região de NÁPOLES é conhecida por ser a área de atuação da CAMORRA, uma das grandes famílias mafiosas da ITÁLIA. As outras três grandes organizações criminosas do país estão na SICÍLIA (COSA NOSTRA), CALÁBRIA (NDRANGHETA) e PUGLIA (SACRA CORONA UNITA).

O autor do atentado suicida que causou a morte de sete funcionários da CIA e um membro da inteligência jordaniana, em 30 de dezembro, no AFEGANISTÃO, era um agente triplo. O médico jordaniano HUMAM KHALIL ABU MULAL AL-BALAWI havia sido recrutado pelo serviço de inteligência da JORDÂNIA, mas também trabalhava para a CIA e para a rede terrorista AL-QAEDA.
AL-BALAWI, de 36 anos, chegou a ser preso pela polícia jordaniana, que o teria convencido a mudar de lado. A agência de espionagem da JORDÂNIA, que há anos trabalha extraoficialmente em conjunto com a CIA, apresentou-o aos americanos, que deram o sinal verde para que ele fosse enviado ao AFEGANISTÃO com a missão de se encontrar com o número 2 da AL-QAEDA, o egípcio AYMAN AL-ZAWAHIRI.

O presidente dos EUA, BARACK OBAMA, afirmou hoje que seu governo possuía informações suficientes para impedir o fracassado atentado contra um avião que aterrissava em DETROIT no dia de Natal. Segundo OBAMA, os serviços de segurança e inteligência não conseguiram conectar os pontos que levariam à prevenção da ação.
“Este não foi um fracasso para coletar informações de inteligência, mas um fracasso para conectar os dados que já possuíamos”, disse OBAMA após se reunir com seu gabinete de segurança nacional. “Não tolerarei isso”, afirmou, prometendo reformas e acrescentando que os EUA precisam fazer um trabalho melhor. “Todos os membros de meu governo entendem que precisamos fazer isso rapidamente.”

COMISSÃO  INTERCLUBES  MILITARES



Rio de Janeiro, 05 de janeiro de 2010.

UM PAÍS DE TODOS

Os Presidentes dos Clubes Naval, Militar e de Aeronáutica colocam-se inteiramente solidários com a repulsa demonstrada pelo Ministro da Defesa e Comandantes Militares ante o lançamento, em momento inoportuno, da intitulada “Comissão Nacional da Verdade”, em particular pela inclusão de textos estranhos ao que fora acordado dentro do governo.

A quem pode interessar reabrir tema pacificado com a Lei de Anistia, vigente há mais de 20 anos? A maior consequência que se pode esperar é a divisão dos brasileiros, muitos dos quais nem ainda nascidos em 1964. As seqüelas deixadas em ambos os lados certamente viriam à tona, quando vivemos presentemente em clima de entendimento e plena convivência democrática.
Se quiserem de forma efetiva e justa reviver a verdade desse passado, teriam que examinar não só todos os atos praticados pelos militares da época, mas também os dos militantes que protagonizaram cenas cruéis de terrorismo, seqüestros, assassinatos, assaltos a bancos, etc, crimes hoje classificados como hediondos e dos quais alguns dos autores ainda se vangloriam.
Ao segundo grupo têm sido oferecidas compensações morais, políticas e financeiras generosas. Contra os do primeiro predominam preconceitos e sentimento político de vingança não disfarçada.
Caso convivêssemos com o sucesso daquele grupo de militantes, certamente, não desfrutaríamos dos inegáveis benefícios proporcionados pela abertura política vigente desde 1985.
A saudável e democrática alternância de Poder não constava do ideário daquela facção e ainda não é admitida por vários do a ela filiados. Os regimes vigentes na ex-União Soviética, na Alemanha dividida do século passado e até hoje em Cuba, eram os modelos a serem adotados com obstinação.
Isso passou, felizmente. Vivemos agora em regime de ampla democracia, irrestrita para qualquer cidadão, com direitos iguais para todos, conforme a nossa Carta Magna. Assim como a propaganda oficial, desejamos que o Brasil seja um país para todos, sem preconceitos nem revanchismos contra qualquer facção, com o olhar voltado para o futuro de grandeza que certamente o aguarda, se não nos perdermos em mesquinharias ao meio do caminho.
Ricardo A. da Veiga Cabral
Vice-Almirante Brigadeiro-do-Ar
Presidente do Clube Naval

Gilberto Barbosa de Figueiredo
General-de-Exército
Presidente do Clube Militar

Carlos de Almeida Baptista
Tenente Brigadeiro-do-Ar
Presidente do Clube de Aeronáutica

5 DE JANEIRO DE 2011        :          -         QUARTA-FEIRA
O Comandante da 2ª Região Militar, GENERAL-DE-DIVISÃO EDUARDO SEGUNDO LIBERALI WIZNIEWSKY, tem a honra de convidar para a solenidade de Passagem de Comando do 21º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO do Cel Int LUIZ ANTÔNIO DE ALMEIDA RIBEIRO para o Ten Cel Int JOÃO MAURÍCIO SÁ FERNANDES.
DATA: 05 de janeiro de 2011
HORA: 10:30 horas
LOCAL: 21º Depósito de Suprimento – Av Raimundo Pereira de Magalhães, 147, Vila Anastácio – São Paulo – SP
Ontem o CORONEL MENDES disse-me que não poderia ir à solenidade de passagem de Comando do 21º DSup. Como não tenho condução para me deslocar até o local da cerimônia também não posso comparecer ao evento, o que é uma pena, pois o MMDC estreitou os laços de amizade com essa organização do Exército em anos anteriores, principalmente por causa do nosso núcleo da LAPA, atualmente um tanto quanto desmotivado.

Lendo os e-mails que recebo nesta manhã vou encontrar este do GRUPO GUARARAPES:
BOLA NO CENTRO. Doc. nº 1 -2011. WWW.FOTALWEB.COM.BR/GRUPOGUARARAPES
Assume o governo a PRESIDENTE DILMA ROUSSEF. Vai embora o mais corrupto governo que a república brasileira já teve. Festas, fogos, abraços e novas esperanças.
O GRUPO GUARARAPES, que foi criado, principalmente, para lutar pela INTEGRIDADE E SOBERANIA NACIONAIS, asseguradas pelo fortalecimento das Forças Armadas, cria alma nova. As palavras da Presidente recém eleita são palavras repetidas em todos os nossos documentos, pois, sempre, defendemos a Democracia que foi salva em 1935, 1964 e 1968, derrotados os comunistas que queriam assumir o Poder pela Força, apoiados pela CHINA, CUBA, Albânia e outros, para instalar uma ditadura do proletariado, no nosso País. A Senhora Presidente, na sua fala, emocionada, garantiu governar para todos os brasileiros, combater a corrupção - ponto alto do governo que sai -, defender a Democracia, assegurar a liberdade de imprensa, diminuir a pobreza e exterminar a miséria. Sabemos que, inicialmente, não será fácil governar como se depreende pelas pressões que sofreu para organizar o seu Ministério. A bola foi colocada no centro do campo e ao jogo foi dado início, com o juramento da Presidente de cumprir a Constituição Federal. O GRUPO GUARARAPES sempre combateu as duas grandes doenças que abalam o País: A MEDIOCRIDADE e a CORRUPÇÃO. A primeira vai quase que ser uma briga diária. Vai ter que enfrentar as feras políticas pelos cargos de DAS (falam de mais de 20.000) onde se querem colocar afilhados e não pessoas capacitadas para servirem ao Brasil e não a si mesmas. A característica principal da MEDIOCRIDADE, -na palavra de José Ingenieros - é: "a capacidade de imitar a quantos o rodeiam: pensar com a cabeça dos outros e ser incapaz de formar idéias próprias". São os bajuladores e os que balançam a cabeça como calango, confirmando e apoiando o que o chefe afirma. Já a CORRUPÇÃO é conseqüência de uma sociedade sem valores. Honestidade não é qualidade, é um dever do cidadão. A CORRUPÇÃO é conseqüência, também, da MEDIOCRIDADE. Elas - se juntas - criam o ladrão, a inveja do indivíduo sem caráter. São os bandidos da coisa pública. O GRUPO GUARARAPES acredita em que a presidente vai combater a corrupção o que até, prometeu no seu discurso de posse. Seu Ministro da Justiça já deu prova de que enfrentará feras e combaterá o bom combate contra a corrupção, afirmando que a luta contra este cupim, que corrói a Nação, será ponto de honra. Bom lembrar sua participação, no caso de Paulo de Tarso Venceslau. Bom e estimulante indício. BOLA NO CENTRO. O JOGO COMEÇOU E VAMOS PEDIR A DEUS QUE A PRIMEIRA PRESIDENTE FAÇA MUITOS GOLS PARA O BRASIL!

Por volta das 13 horas estou chegando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Como a entidade está fechada não há quase nada para se fazer. O AMÉRICO traz um DVD com os 22 capítulos de “THE VAMPIRE DIARIES”. Acontece que não consigo assistir nenhum deles no computador da Sociedade porque falta um programa adequado. Ontem terminei de ler o livro número 1 da coleção “DIÁRIOS DO VAMPIRO”. Alguns contatos com amigos que gostam da Sociedade vão preencher o espaço do tempo que ali permaneço. Por volta das 15 horas nuvens negras vão se formando. É o anúncio de mais uma chuva forte no centro da cidade e retorno para GUARULHOS antes que comece a cair água.
Em casa também não consigo assistir o “THE VAMPIRES DIARIES”. Procuro detalhes na Internet sobre o assunto:

The Vampire Diaries é uma série de livros de terror e romance da autora estadunidense Lisa Jane Smith sobre a vida de uma garota chamada Elena Gilbert que se vê às voltas com dois irmãos vampiros. A trilogia original foi inicialmente publicada em 1991. Com a pressão dos leitores, Lisa Jane Smith lançou em 1992 mais um volume, Dark Reunion. Depois de um hiato de quase 16 anos de escrita, Lisa anunciou que novos livros de The Vampire Diaries estavam em obras. A primeira parte dos novos livros de The Vampire Diaries, intitulado The Vampire Diaries - The Return: Nightfall, foi publicada em 10 de fevereiro de 2009. No Brasil o primeiro volume da série foi publicado em agosto de 2009, em novembro foi lançado o segundo volume, sob o nome de O Confronto. Em março de 2010 foi lançado "A Fúria", e por fim o último livro publicado foi: "Reunião Sombria" em agosto de 2010.

Lily de Carvalho Marinho, 89 anos, viúva do fundador das organizações Globo, Roberto Marinho, morreu às 20h05 da noite desta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, por falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma pneumonia. O corpo de Dona Lily, como era conhecida, será enterrado às 10h30 da manhã desta quinta-feira (6), no cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva da Clínica São Vicente, na Gávea, desde o dia 13 de dezembro de 2010, mas a informação só foi divulgada na tarde da última terça-feira (4). Lily Marinho nasceu em 10 de maio de 1921, na cidade de Colônia, na Alemanha. Filha única da francesa Jeanne Lamb e do inglês Edward John Lamb, foi registrada na Inglaterra e educada em Paris, para onde seu pai, major do Exército britânico, havia sido transferido quando ela tinha apenas quatro anos. Aos 17, ostentava o título de miss Paris e ficou noiva do jornalista e fazendeiro brasileiro Horácio Gomes Leite de Carvalho Filho. Chegou ao Rio de Janeiro um ano depois, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, acompanhada de sua mãe. Lily e Horácio viveram 45 anos juntos e tiveram um único filho, Horácio Gomes Leite de Carvalho Neto, que morreu em 1966, então com 27 anos, em um acidente de carro. Sete meses depois, aconselhada por sua amiga Sarah Kubitschek, Lily adotou João Baptista, que lhe deu quatro netos. Após a viuvez, em 1983, Dona Lily se dedicou a cuidar do patrimônio herdado. Em 1988, era a maior produtora de café do estado e era dona ainda de três estúdios de gravação. Além dos imóveis e negócios, herdou do primeiro marido obras de arte, que continuou a colecionar. Lily já conhecia Roberto Marinho desde a década de 40, mas eles se casaram apenas em 1991. Viveram juntos por 15 anos, até a morte do empresário, em 2003. Em 2004, lançou o livro Roberto & Lily, sobre sua vida ao lado do magnata das comunicações, morto no ano anterior. Em julho de 2010, ela organizou um almoço para a então candidata à presidência Dilma Rousseff na famosa mansão do Cosme Velho. Na ocasião, Lily disse que "Dilma tem coragem de fazer política", e elogiou o presidente Lula. Durante sua vida, Lily ficou conhecida como uma figura vivaz e espirituosa, com bastante traquejo social e sempre foi considerada uma anfitriã impecável. Organizou recepções memoráveis para pessoas importantes como a Rainha Sílvia da Suécia e Fidel Castro.
A atual presidente da República, Dilma Rousseff, divulgou por meio de nota o pesar pela morte de Lily Marinho. A viúva do presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho, morreu nesta quarta-feira (5) aos 89 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Na nota, Dilma afirma que "foi com muito pesar" que recebeu a notícia da morte de Lily e relembrou os momentos de sua campanha com a participação da socialite. "Em julho passado, ela me deixou comovida ao oferecer almoço em minha homenagem em sua casa", disse. Dilma Rousseff falou da atuação da socialite na "defesa dos mais necessitados", desenvolvendo diversos projetos sociais e sendo posteriormente reconhecida como embaixadora da Boa Vontade da Unesco. "Neste momento de perda, quero transmitir meu sentimento a todos os seus parentes e amigos", finalizou a presidente.
Morreu o pintor ÍTALO CENCINI aos 86 anos, vitima de um acidente vascular cerebral, segundo informações de sua filha JÚLIA. Afastado do circuito de exposições desde 1997, quando sua obra foi exibida na CASA DAS ROSAS, CENCINI teve formação acadêmica e foi amigo de BONADEI e VOLPI. Figurativo, CENCINI manteve-se fiel a seus personagens – mulheres e figuras mitológicas, especialmente – desde sua primeira individual, em 195, na Escola Nacional de Belas Artes do RIO DE JANEIRO. E foi como expressionista que sedimentou sua carreira, marcada pelo traço elegante e cromatismo suave.

Faleceu MARIA THEREZA IORIO TERRERAN, aos 51 anos. Formada em Medicina Veterinária pela USP, especializou-se em animais de grande porte como gado e cavalo. Durante anos trabalhou no laboratório VALLÉE, em que desenvolveu vacinas, como a que combatia a salmonelose bovina. Chegou a passar um tempo na FRANÇA, no Instituto PASTEUR de PARIS, para aprimorar em técnicas mais avançadas na área. A EUROPA, no entanto, não era seu único destino. Viajava com freqüência a trabalho, o que a permitiu conhecer países como CHINA e JAPÃO. Até a data de sua morte MARIA THEREZA estava dedicada aos animais: preparava o lançamento de uma ração orgânica para cães.

Faleceu a contabilista SARA LÉLIA DE LA PEÑA DURÃO COELHO, aos 98 anos. Nascida na cidade de JOINVILLE, SANTA CATARINA, em 1912, passou a infância na cidade natal, onde o avô ABDON BAPTISTA foi prefeito, antes de se tornar governador catarinense e senador da República. Porém, quando SARITA se tornou adulta, a família se mudou para o RIO, onde o pai dela, CIPRIANO DE LA PEÑA, foi cônsul da ARGENTINA. Lá, a moça conheceu GILBERTO DURÃO COELHO, com quem se casou em 1935.  Em 1949, o casal veio para SÃO PAULO. Apesar de formada em contabilidade, nunca exerceu a profissão. Costurava bem e fazia a fantasia de todas as primas no Carnaval. Religiosa, costumava rezar duas horas por dia.

Após 8 anos no cargo, HUBERT ALQUÉRES foi demitido hoje da direção da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Por decisão do governador GERALDO ALCKMIN, quem assume a presidência agora é MARCOS MONTEIRO, que foi secretário adjunto de gestão do governo. ALQUÉRES integra o Conselho Estadual de Educação e deve se dedicar ao magistério.

Mais de sete meses após a inauguração de duas estações – FARIA LIMA e PAULISTA – da LINHA 4 – AMARELA do METRÔ de SÃO PAULO, continua sem data a abertura de outras quatro paradas (BUTANTÃ, PINHEIROS, REPUBLICA e LUZ) que possibilitarão a conclusão da primeira fase das obras. O novo secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, JURANDIR FERNANDES, afirmou que a entrega das estações restantes fica para “até o fim de 2011”, acrescentando que não “gostaria de precisar esperar até lá”. A expansão na rede aconteceu principalmente na LINHA 2 – VERMELHA, onde foram inauguradas as Estações ALTO DO IPIRANGA, SACOMÃ, TAMANDUATEÍ e VILA PRUDENTE. Estão em obras 20 quilômetros – a maior parte da LINHA 4. Sobre a LINHA 5 – LILÁS – que está suspensa sob suspeita de conluio das empresas para fraudar a licitação – FERNANDES afirma que os participantes no processo terão até o dia 14 para apresentar recursos. Após esse período, o Metrô decidirá se vai manter a licitação ou realizar uma nova, que poderia ser no modelo de parceria público-privada. A gestão pretende também realizar a LINHA 6 – LARANJA (SÃO JOAQUIM – BRASILÂNDIA) e a 17 – OURO, que passa por CONGONHAS e pelo MORUMBI, independente da realização da COPA DO MUNDO. Haverá investimentos ainda nos trens regionais, como para SOROCABA.

O garoto TAUÃ TRINDADE DA SILVA LIMA, de 11 anos, e a mãe, DEISE TRINDADE DOS SANTOS, de 34, são as primeiras vítimas das chuvas deste ano no Estado de São Paulo. Eles morreram na noite de terça-feira, dia 4 de janeiro, soterrados por um deslizamento na casa onde moravam, no MORRO DO MACUCO, no JARDIM ZAÍRA, em MAUÁ. A irmã de TAUÃ, de 13 anos, e o tio CARLOS SANTOS, de 23, tiveram ferimentos leves. A chuva de hoje provocou estragos no Estado, fechando temporariamente o Aeroporto de CONGONHAS e deixando desabrigados em cidades do interior. No fim da tarde, um forte temporal na capital levou o Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura da Cidade, a decretar estado de alerta na área de M´BOI MIRIM, também na zona sul, após o transbordamento do Córrego MORRO DO S. Quatro bairros ficaram sem luz. Em toda a cidade, 65 pontos de alagamento foram registrados. Em OSASCO, onde chove desde domingo, a Defesa Civil interditou uma agência bancária do ITAÚ/UNIBANCO, que estava com infiltrações, goteiras e risco de desabamento. Em ATIBAIA a chuva, que não para há quatro dias, já deixou mais de 300 pessoas desalojadas e 81 desabrigadas. Os alagamentos foram agravados pelo transbordamento do RIO ATIBAIA.   

Mais uma morte em decorrência das chuvas que atingem MINAS foi registrada hoje. Um homem de 38 anos morreu pela manhã, após o desabamento de uma residência no município de SANTA RITA DO SAPUCAÍ, na região sul do Estado. Com isso, subiu para 16 o número de mortos no Estado, que registrava volume de chuva constante desde novembro. A chuva prosseguiu hoje na região de PETRÓPOLIS, Região Serrana do RIO, onde três crianças morreram soterradas ontem – há ainda 65 desalojados.    

O “confronto” entre cerca de 200 policiais e 12 suspeitos de pertencer ao PCC, todos confinados em um ônibus na CASTELINHO, rodovia de acesso a SOROCABA, em março de 2002, vai ser reexaminado pelo Ministério Público. O STJ determinou que o TJ desarquive o caso. Na ocasião, mais de 700 tiros foram disparados. Todos os 12 homens perderam a vida. Cada um levou em média cinco tiros. Nenhum policial ficou ferido. Na época, o inquérito sob segredo de Justiça foi tocado pelo TJ, a pedido do então procurador-geral de Justiça, LUIZ ANTÔNIO MARREY. O TJ decidiu arquivá-lo por falta de provas. O Ministério Público recorreu ao STJ, com um recurso especial. O STJ cassou a decisão do TJ. Desde o final do ano passado, o inquérito já está com o Órgão Especial do TJ. O jurista HÉLIO BICUDO, presidente da Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos, vai discutir o caso amanhã à tarde com o procurador-geral de Justiça, FERNANDO GRELLA. O professor de Medicina Legal da Universidade Federal do RIO DE JANEIRO, NELSON MASSINI, autor de laudo sobre as 12 mortes, disse hoje que “houve um crime de execução”. Segundo ele, “a polícia foi lá para matar todo o mundo”. Na opinião de MASSINI, as forças de segurança estavam confinados num ônibus.
Os 12 suspeitos que teriam sofrido uma emboscada na CASTELINHO tinham como objetivo assaltar um avião pagador em SOROCABA. Detalhe: os vôos do tal avião que transportava dinheiro já haviam sido suspensos fazia alguns anos. As circunstâncias da época talvez ajudem a entender o caso. A segurança pública estava em baixa. Eram tempos de atentados, presos resgatados de helicóptero e rebeliões em série nos presídios. SAULO DE CASTRO ABREU FILHO assumira há pouco a Secretaria de Segurança. Queria mudar a situação. Precisaria de uma ação espetacular. Afinal, 2002 era ano eleitoral e o governador GERALDO ALCKMIN candidato à reeleição. Com autorização dos juízes OTÁVIO AUGUSTO MACHADO DE BARROS FILHO e MAURÍCIO LEMOS PORTO ALVES, quatro presos teriam sido retirados da prisão para colaborar com as forças de segurança em troca de promessas como liberdade antecipada. Os quatro se infiltraram na suposta quadrilha e combinaram de fazer o assalto ao trem pagador. “Se estavam sendo monitorados, poderiam ter sido presos sem derramamento de sangue”, afirma o jurista HÉLIO BICUDO. Ele faz acusação grave: “Deram armas e munições não letais ao bando. Eles não teriam como revidar os tiros dos policiais”. Na decisão do TJ que arquivou o inquérito, derrubada pelo STJ, o desembargador SINÉSIO DE SOUZA reconheceu que a infiltração dos presos não era prevista em lei, mas acabou levando em consideração o quadro de insegurança da época para pôr fim ao caso.  

O vice-presidente MICHEL TEMER amenizou hoje a pressão do PMDB por cargos no segundo escalão do governo DILMA ROUSSEFF. Em busca de mais espaço, o partido propôs discutir um salário mínimo superior a R$540. “O PMDB só vai fazer aquilo que seja possível para o Tesouro. Fora daí, o PMDB não vai votar contra o governo”, disse MICHEL TEMER após missa de sétimo dia do ex-governador ORESTES QUÉRCIA. Já o líder do PMDB na Câmara, deputado HENRIQUE ALVES (RN), disse que o debate deve ocorrer em um ambiente que não seja “emocionalizado e nem demagógico”. Em nota, a Força Sindical criticou o ministro GUIDO MANTEGA (FAZENDA) por vetar aumento maior do mínimo. “O infeliz comunicado revela que MANTEGA age como um ROBIN HOOD às avessas”.

Um aposentado de 71 anos foi morto pelo neto, de 25, na noite de ontem, numa chácara em MAIRIPORÃ. O jovem esfaqueou o avô e arrancou o coração dele, segundo a polícia. Os policiais militares chegaram ao local após serem chamados pela avó do rapaz. Segundo a PM, o rapaz é usuário de drogas e atacou o avô com uma faca por se irritar com o videogame.

O ministro da Defesa, NELSON JOBIM, afirmou hoje que partiu dele a iniciativa de convidar o ex-presidente LULA para descansar no FORTE DOS ANDRADAS, base do Exército no GUARUJÁ. Ex-presidentes não têm direito de usar prédios públicos para se hospedarem. Segundo JOBIM, o FORTE foi escolhido por ser “um lugar que oferecia as condições de segurança necessárias à proteção dele.”

O ex-vice-presidente JOSÉ ALENCAR foi submetido hoje a uma nova cirurgia no Hospital SÍRIO LIBANÊS, onde está internado desde 22 de dezembro. Os médicos colocaram um cateter na virilha de ALENCAR para tentar detectar um sangramento, e foi descoberto um ponto com alteração. O próximo passo é fazer um processo de embolização e interromper a perda de sangue. 

O PAPA BENTO XVI nomeou o arcebispo de BRASÍLIA, dom JOÃO BRAZ DE AVIZ , como novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a nomeação ocorreu em 14 de dezembro, mas só foi anunciada ontem. DOM JOÃO sucederá o cardeal francês FRANC RODÉ, que pediu renúncia por limite de idade.  

AMY WINEHOUSE só canta para os cariocas no dia 10 de janeiro, mas preferiu curtir primeiro o RIO a partir direto para FLORIANÓPOLIS, o pouso inicial de sua aguardada turnê brasileira. No entanto, a cantora inglesa, que desembarcou hoje de manhã cedinho, com seus seguranças e músicos, não havia posto os pés na rua até as 19 horas. Descansou o dia todo no Hotel SANTA TERESA, no bairro de mesmo nome na zona central do RIO, que escolhera pela Internet. Havia a expectativa de que a noite fosse mais agitada, com incursão à região boêmia da LAPA. Provavelmente, a londrina se decepcionou com o tempo no RIO: o verão ainda não decolou e ela não encontrou o céu e o mar azuis que curtiu no CARIBE há exatamente dois anos. A chuva fina não cessou e o sol só apareceu no fim da tarde. No hotel, causou boa impressão. Funcionários disseram que ela foi simpática e fez brincadeiras com eles. Mesmo sendo um dos maiores nomes da musica e igualmente famosa pelo uso de álcool e drogas, em seu primeiro dia no RIO, passou despercebida.

O cantor GERRY RAFFERTY morreu nesta quarta-feira, aos 63 anos. Escocês, o compositor responsável por canções como BAKER STREET e STUCK IN THE MIDDLE WITH YOU teve a morte confirmada pelo seu agente PAUL CHARLES. Ele não declarou, contudo, como ou onde RAFFERTY teria morrido. Comentou apenas que a morte do artista ocorreu após um longo período de doença. O hit de RAFFERTY, BAKER STREET foi reconhecido internacionalmente pelo seu solo de saxofone e chegou a ser a segunda música mais tocada nos ESTADOS UNIDOS. Nos últimos anos, ele ocupou mais espaço na imprensa pelos seus excessos com o álcool e pelo tratamento para insuficiência hepática ao qual se submeteu.   

As suspeitas de ação ideológica na apreciação de pedidos de extradição feitos ao BRASIL não são apenas do governo da ITÁLIA, nem dizem respeito só ao caso CESARE BATTISTI. Em 2006, os EUA consideraram que a concessão de refúgio a OLIVÉRIO MEDINA, guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC), teve razões políticas. A versão americana para o caso foi revelada por despachos publicados pelo WIKILEAKS. O refúgio político de MEDINA foi discutido em reunião entre o então embaixador americano no BRASIL, CLIFFORD SOBEL, o ex-chanceler CESO AMORIM e o atual, ANTÔNIO PATRIOTA – à época secretário de Assuntos Políticos do ITAMARATY – e LUIZ PAULO BARRETO, presidente do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), em setembro de 2006. Em seu despacho, SOBEL relata os diálogos com as autoridades brasileiras e questiona a decisão do CONARE, tomada em 16 de julho de 2006, demonstrando reticências sobre as conclusões do processo. Considerado terrorista por COLÔMBIA e EUA, MEDINA, ou FRANCISCO ANTÔNIO CADENA COLAZZOS – foi preso duas vezes pela Polícia Federal, em 2000 e em 2004.

2 012      :       -      QUINTA-FEIRA
Logo cedo, por volta das 7:30 horas, estou no computador atualizando o dia 5 de janeiro. Vamos encontrar hoje no MMDS as visitas MARIVALDO, NATALENE e ELVIS. Chegaram ontem da BAHIA e estão na casa do OLIVEIRA. Também estão presentes o ARLINDO e o seu filho JOÃO, além do RONALDO,que está de passagem, pois entra de serviço às 16 horas. Conversamos durante um bom tempo. No MMDC atendo o COLOMBO e uma viúva que se queixa da falta de vontade do governador em reajustar a Pensão Especial que ela tem direito. Pretende ela entregar uma carta diretamente ao governador.
Tenho problemas com o computador e quase nada posso fazer na Sociedade. A Internet está fora do ar.
Mantenho uma conversa telefônica com GINO STRUFFALDI. Ele viu a publicação de seu trabalho – BUON GIORNO MAMMA - em minhas memórias. Também sairá no jornal “32 EM MOVIMENTO”. Conta ele que está tomando antibiótico por ter aparecido problema nos pulmões. Conversa bem com a gente e quer participar de nossas atividades. Pergunta quando é que o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA irá reunir o Conselho Deliberativo. Isso eu não sei dizer porque desde setembro não se reúnem os conselheiros.  

Solicitei ao MARQUEZINI que idealizasse modelo de convite para a solenidade de 22 de janeiro de 2011, na PRAÇA DA SÉ. Ele me manda esse convite, que passo a enviar para todos os associados do MMDC, bem como coloco em minhas memórias, no FACEBOOK e no ORKUT.
Coronel;
Boa tarde. Estou lhe enviando o Convite solicitado pelo senhor. Espero que agrade, e se não agradar, não se acanhe em propor sugestões. Faço questão que o trabalho fique de bom gosto a todos.
Senhor, tomei algumas liberdades. Joguei o nome como "Jubileu de Carvalho 1932-2012 Revolução Constitucionalista". E por conta do jubileu de Carvalho quis fazer uma menção em colocar um Carvalho de plano de fundo, uma arvore bonita, bem cuidada, forte, e antiga, acredito que além ilustrar o Jubileu encorporará, junto da Sociedade, um significado de esperança, força e experiência, resultando em Confiança.
A silhueta do Soldado Paulista, um corneteiro, conota o despertar, o se preparar. Acredito que representa bem este momento da Sociedade, com todos estes núcleos se formando e a Sociedade guando novo significado.
Brinquei um pouco com o logo da Sociedade, talvez isso não o agrade muito bem. Mas me inspiro no grande José Wasth rodrigues, que apesar de ter criado o Brasão do Município e do Estado de São Paulo, durante a revolução, em suas ilustrações, vivia a destorcê-los e colocá-los em lugares de modo a colaborar com a estrutura do quadro em geral. Foi isso que desejei fazer com a logo da Sociedade. Pare marcar a identidade da Sociedade, mas também compor de forma harmônica a arte toda.
Achei que faltou "SÂO PAULO" mais explicito, espero que entenda o que quero dizer. Mas não achei como colocá-lo sem deixar o quadro muito exagerado.
Fiquei feliz em fazer este trabalho para a Sociedade.
P.S.
Coronel;
O primeiro arquivo é um arquivo grande, para impressão, se for necessário. Tem ótima qualidade, podendo ser impresso em grandes tamanhos.
O segundo, WEB, é para o senhor enviar aos núcleos para postá-los em seus blogs e sites. é menor, mais leve, mas ainda mantém a qualidade necessária.
PAX DOMINI SIT SEMPER VOBISCUM.
Att.
Tec. Agr. João Paulo Marquezini Machado
Fiscalização Estadual - cred.: CDA: 1819/08
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Agricultura e Abastecimento
Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Escritório de Defesa Agropecuária de Campinas

Um homem não identificado morreu e outro de 19 anos foi preso ontem à noite em um confronto com policiais da ROTA em um posto de combustível na VILA LEOPOLDINA, zona oeste. Eles e outros dois bandidos haviam feito um motorista refém em BARUERI. Com a vítima no carro, eles pararam no posto para fazer um assalto, mas foram surpreendidos pela PM.

A Polícia Militar descobriu hoje um depósito de drogas em SOROCABA. A casa no JARDIM MORADA DAS FLORES pertencia ao traficante MÁRCIO NASCIMENTO DA SILVA, de 31 anos, o “MARCINHO BEBÊ”, preso ontem durante uma operação em outro bairro da cidade. No local foram encontrados 16 quilos de cocaína, um fuzil 762 (utilizado pelo Exército Brasileiro) uma pistola ponto 40 (utilizada pela Polícia Militar), 95 munições ponto 40 e mais 29 balas da arma ponto 45. Ninguém foi preso, mas a polícia tem informações de que o imóvel era freqüentado por jovens. Dentro da residência foram encontradas garrafas de cerveja e o indício de que era habitada estava na cozinha, na geladeira havia alimentos, e em um quarto, onde há uma cama, roupas e calçados.     

Um empresário de ARUJÁ foi preso ontem acusado de envolvimento em um assalto a um condomínio de luxo na cidade. O empreiteiro MÁRCIO ANTÔNIO ADRIANI, segundo a polícia, autorizou a entrada do carro da quadrilha no local. Os bandidos roubaram a casa de outro empresário, cliente do empreiteiro. MÁRCIO foi preso ao tentar sair do condomínio e hoje seria transferido para o Centro de Detenção Provisória de MOGI DAS CRUZES. Os ladrões fugiram com 15 mil dólares, além de 2 mil reais e vários cartões de crédito. MÁRCIO facilitou a passagem dos assaltantes pela guarita de entrada do conjunto. Responsável por uma obra no condomínio, ele chegou ao local pela manhã em um FORD FIESTA preto seguido por um FORD KA cinza e, segundo o porteiro, autorizou a passagem do veículo.

Os usuários de crack expulsos da Cracolândia continuam vagando pelo Centro da cidade e consumindo a droga à luz do dia, no terceiro dia da OPERAÇÃO CENTRO LEGAL. Na segunda-feira, a ação retirou os dependentes da Rua HELVÉTIA e Alameda DINO BUENO, onde estavam concentrados há cerca de três anos. Os dependentes químicos vagam pelas proximidades da ex-Cracolândia, principalmente pelos corredores formados pelas avenidas RIO BRANCO e DUQUE DE CAXIAS, além da Rua HELVÉTIA e ALAMEDA GLETE. A maior concentração, com cerca de cem pessoas, permanece na Praça PRINCESA ISABEL, onde os repórteres flagraram tráfico e consumo de crack hoje no início da tarde.Às 16:30 horas houve confronto entre os usuários de crack na Praça PRINCESA ISABEL e a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar, que usou a cavalaria e bombas de efeito moral para dispersar a multidão. Não houve feridos e os usuários seguiram rumo à Avenida RIO BRANCO, onde se dispersaram.

O diretor da empresa DESMOTEC, WESLEY BARTOLI, responsável pela implosão do prédio da FAVELA DO MOINHO, mudou a versão sobre o caso e admitiu, pela primeira vez, que houve erro no trabalho. O Ministério Público abrirá investigação sobre o caso e vereadores de oposição querem apurar o ocorrido na Câmara, quando acabar o recesso, em fevereiro. “O prédio realmente foi programado para cair. Com certeza, eu esperava que ele fosse ao chão. Isso aí não vou negar. Usamos somente metade dos explosivos previstos”, disse hoje BARTOLI à TV GLOBO. “Foi triste porque, realmente, nesses longos anos, 40 anos de mercado, todas as implosões que fizemos foram com sucesso”, afirmou. No último domingo, logo após a implosão, BARTOLI tinha um discurso afinado com a posição da Prefeitura. “A implosão foi um sucesso. Já estava planejada para ser parcial. O importante foi preservar as linhas de trem que ficam ao lado do prédio. Usamos 800 quilos de dinamite”, declarou o diretor, na ocasião. Na próxima segunda-feira, dia 9, técnicos do Ministério Público vão vistoriar o prédio e o órgão abrirá investigação. ‘Nós queremos saber se a estrutura oferece risco de cair, afetando a população. Também vamos investigar o preço empregado, se é realmente de mercado. A admissão da falha pela empresa é mais um elemento a ser apurado’, afirmou o promotor de Habitação e Urbanismo, MAURÍCIO RIBEIRO LOPES.         

O ex-ministro das Comunicações HÉLIO COSTA sofreu um princípio de infarto na quarta-feira, ontem, em NOVA LIMA (MG). Ele foi internado no Hospital BIOCOR para fazer exames hoje de madrugada. Após fazer um cateterismo, COSTA, pelo TWITTER, disse esta bem. “Ontem não me senti bem e foi diagnosticado quadro de angina e recomendado cateterismo, o que foi feito com sucesso”.

Após receber a segunda sessão de radioterapia hoje no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, o ex-presidente LULA afirmou que vai estar no desfile da escola de samba GAVIÕES DA FIEL, na capital paulista. Segundo o presidente do Instituto LULA, PAULO OKAMOTO, o ex-presidente não vai perder a homenagem que receberá no Carnaval. LULA recebeu a visita no hospital do ministro da Educação, FERNANDO HADDAD, antes de ter alta.

Cerca de quatro mil famílias da cidade de CAMPOS, na BAIXADA FLUMINENSE, foram obrigadas hoje, às pressas, a abandonar suas casas, após o rompimento de um dique na Rodovia BR-356. Uma cratera foi aberta na estrada e o tráfego foi interrompido na rodovia, que liga CAMPOS a ITAPERUNA. A tragédia só não foi maior porque o ritmo do avanço das águas do Rio MURIAÉ foi lento nesta tarde, mas, mesmo assim, no início da noite já havia áreas alagadas no bairro TRÊS VENDAS. A expectativa da Defesa Civil é de que a água possa atingir 2 metros de altura amanhã cedo. Quem não deixou a cidade se abrigou no telhado das casas ou em sobrados. O mesmo problema já ocorreu em 2008. A estrada foi recuperada, mas novamente não resistiu à força das águas. O Ministério da Integração Nacional e o governo do Estado do RIO liberaram uma verba de 40 milhões de reais para construção de um extravasor de cheias do RIO MURIAÉ. Ainda no RIO DE JANEIRO, oito municípios do norte e do noroeste fluminense vão receber 350 milhões de recursos da Secretaria Estadual de Saúde para viabilizar ações emergenciais e dar continuidade ao atendimento de suas unidades hospitalares. Já em MINAS GERAIS, 87 municípios estão em situação de emergência. No total, 142 cidades foram atingidas pelas tempestades, afetando 2,1 milhões de pessoas – oito morreram e uma continua desaparecida. Hoje, a presidente DILMA ROUSSEFF suspendeu as férias na BAHIA e voltou a BRASÍLIA. Assim que chegou à capital federal, DILMA convocou a ministra da Casa Civil, GLEISI HOFFMANN, para uma reunião de emergência sobre os estragos provocados pelos desastres naturais. 

Nascida em IRATI, no PARANÁ, em 1915, VIRGÍNIA LEITE, dedicava-se ao trabalho de professora primária quando o BRASIL declarou guerra à ALEMANHA em 1942. Ela fez um curso de enfermagem com a CRUZ VERMELHA e tornou-se uma das 68 heroínas que embarcaram para a ITÁLIA como enfermeiras da FEB (Força Expedicionária Brasileira), em 1944, rumo à Segunda Guerra Mundial. VIRGÍNIA não batalhou nas linhas avançadas, mas no cumprimento do dever ajudou a suavizar os temores dos combatentes. Ela ficou na ITÁLIA durante oito meses, cuidando dos soldados brasileiros feridos em combate. Com o fim da guerra, em maio de 1945, VIRGÍNIA voltou ao BRASIL. Passou, então, a se dedicar à memória da FEB. Como a própria Força Expedicionária conta em seu site, VIRGÍNIA “procurou mostrar com dignidade o papel do soldado, uma homenagem sua pessoal aos mortos que tombaram nos campos de batalha”. Foi uma das fundadoras da Legião Paranaense do Expedicionário e, mais adiante, do Museu do Expedicionário, em 1982, em CURITIBA. Viajou o BRASIL todo recolhendo peças e equipamentos que pertenceram à FEB. Internada com complicações cardíacas, teve devaneios (conseqüência de remédios) e comemorou o fim da guerra como se tive acabado de ocorrer. VIRGÍNIA morreu nesta quinta-feira, em CURITIBA. Solteira, a enfermeira nunca teve filhos. “Fez da sua profissão um ato de fé e humanismo, ajudou a aliviar a dor dos homens feridos e a acalentar os seus sofrimentos”, homenageou a FEB após saber do falecimento da heroína.

MAX FABIANI se formou em medicina. Filho de imigrantes italianos, FABIANO FABIANI, fundador da TORTUGA COMPANHIA ZOOTÉCNICA AGRÁRIA e de dona CREUZA FABIANI, ocupou diversos cargos na empresa até chegar à presidência. Sob seu comando, de 2006 a 2010, a companhia registrou conquistas importantes. MAX foi, ao longo de sua carreira, um grande admirador do agronegócio brasileiro e fazia questão de destacar a importância desta atividade para a economia brasileira, para o crescimento do país e das futuras gerações. MAX FABIANI morreu nesta quinta-feira, aos 39 anos, em conseqüência de um infarto fulminante do miocárdio. MAX FABIANI nasceu em 1973. 

Morreu na cidade do RIO GRANDE, no RIO GRANDE DO SUL, na madrugada desta quinta-feira, o músico CLÁUDIO LAÉRCIO NUNES. Com apenas 31 anos, ele ficou internado pouco mais de uma semana no Hospital de Cardiologia e sofreu um infarto por volta das 3 horas. Atualmente, LAÉRCIO era percussionista na banda SR4. Antes disso, o músico já tinha passado por grupos como MAGIA, SAMBA 3, MISTURA e SWING SAMBA JR., em uma carreira que somou 18 anos dedicados à música. O enterro também foi realizado hoje, no cemitério da cidade. CLÁUDIO nasceu em 1980.

RAFAEL NADAL bateu hoje MIKHAIL YOUZHNY por 2 a 0 e foi à semifinal do ATP DE DOHA. ROGER FEDERER, por sua vez, eliminou ANDREAS SEPPI por 2 a 1. Amanhã NADAL vai encarar GAEL MONFILS por um lugar na final e FEDERER pegará JO-WILFRIED TSONGA.

O francês CIRYL DESPRES venceu a quinta etapa do RALI DACAR, entre CHILECITO e FIAMBALÁ, na ARGENTINA, e lidera a classificação geral entre as motos. Na categoria carros, a liderança é de outro francês STEPHANE PETERHANSEL, terceiro hoje.

Ao menos 73 pessoas morreram hoje na primeira série de grandes atentados no IRAQUE desde a retirada das tropas dos ESTADOS UNIDOS. A violência coloca o país à beira de uma espiral de conflitos sectários. Autoridades dizem que 44 peregrinos xiitas morreram em um atentado suicida perto da cidade de NASIRIYA, no sul. Outras 81 pessoas ficaram feridas. Pouco antes, o Ministério do Interior havia confirmado ao menos 29 mortes em explosões que ocorreram em áreas xiitas de BAGDÁ. Os bombardeios também deixaram dezenas de feridos, num momento marcado por tensão política. A tensão política e a onda de ataques suicidas levantam dúvidas sobre a segurança no IRAQUE, poucos dias depois da saída das tropas americanas, que ocupavam o país desde 2003. As suspeitas em atentados desse tipo costumam recair sobre a AL-QAEDA iraquiana, que abriga principalmente insurgentes sunitas.

Promotores egípcios exigiram, hoje, pena de morte para o ex-presidente egípcio HOSNI MUBARAK e outros réus, incluindo o ex-ministro do Interior, por sua participação no assassinato de manifestantes no levante que o derrubou do poder numa das revoluções da PRIMAVERA ÁRABE. Muitos egípcios esperam que o julgamento cure algumas das cicatrizes do governo autocrático de MUBARAK e ajude o país a encontrar estabilidade depois de quase um ano de agitação política, enquanto o EGITO é governado por generais que o substituíram. “A promotoria exige a pena máxima, que é a de morte por enforcamento”, disse MUSTAFA KHATER, membro da equipe de promotores, no tribunal.

O vulcão ETNA, na SICILIA, ITÁLIA, expeliu uma coluna de fumaça e cinzas de 5 mil metros hoje, indicando que voltou à atividade. Funcionários do governo italiano fizeram uma reunião de emergência na cidade de CATÂNIA, que fica próxima ao vulcão, para decidir se o aeroporto deveria ser fechadol. Até a noite, o local funcionava. A lava escorreu pelo lado sudeste da montanha, perto do VALLE DEL BOVE, uma região desabitada. Em 2011, o ETNA entrou em erupção 18 vezes, causando caos aéreo.   

5 DE JANEIRO DE 2013    :  -    SÁBADO
LUCINDA precisa de alguém que lhe auxilie a levantar da cama. Logo cedo ela bate no assoalho com um bastão a fim de que alguém a ajude. Quando levanto o JOÃO GOMES já está providenciando a ajuda necessária para sua mãe. Apesar de sentir dores, há uma impressão de que ela vai melhorando aos poucos do acontecido em 30 de dezembro. MARLENE cuida de toda a casa, mas tem um grande problema que é o seu calvário: 24 gatos e o cachorro BOB. Às vezes dá conta desse empecilho, que faz com que perca muito tempo durante o dia. Caso lhe aconteça alguma coisa, relacionada à saúde (é diabética e já passou por maus bocados), impedindo-a de trabalhar, irá causar um problemão aqui em casa. LUCINDA não poderá subir as escadas que dão acesso às dependências da MARLENE e nem os gatos poderão descer. O futuro não é nada promissor nesse sentido.

O Diário Oficial de hoje publica as transferências dos TENENTES-CORONÉIS PM JOSÉ MARCOS HOLSAPFEL e JORGE LUÍS NEGRETTO para a reserva. O JOSE MARCOS era do 46º BPMM e o NEGRETTO era do 19º BPMM.
JOSÉ MARCOS nasceu em 1º de novembro de 1961. Entrou na PMESP em 6 de abril de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1988. Tenho apenas as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1989) e 1º TENENTE (15 de dezembro de 1990).
O NEGRETTO nasceu em 14 de setembro de 1961. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1983. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1985. Tenho apenas as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1986) e 1º TENENTE (24 de maio de 1989).

Em minha biblioteca, ao longo deste sábado, consigo organizar toda a papelada esparsa e também colocar em dia as atualizações de minhas memórias. Tomo conhecimento da primeira chacina do ano e extraio da Internet a seguinte notícia:
A primeira chacina do ano no Estado deixou seis mortos e três feridos na zona sul da capital. As vítimas estavam em um bar e foram mortas por homens que chegaram em três carros. Entre elas, de acordo com o SPTV, da Rede Globo, estava o homem que filmou uma execução de um vizinho por policiais militares da Força Tática, mostrada pelo programa Fantástico. O crime aconteceu às 23h20 de ontem, na Rua Reverendo Peixoto da Silva, no Campo Limpo. Testemunhas afirmaram à polícia que os carros chegaram com 14 homens encapuzados. Antes de atirar, os bandidos teriam gritado "polícia, polícia". Cinco pessoas morreram na hora – duas delas foram achadas na frente do estabelecimento e três, atrás do balcão. Entre os mortos estava Laercio de Souza Grimas, de 33 anos, o Dj Lah, do grupo de rap Conexão do Morro, parceiro do rapper Mano Brown, do Racionais MC's. Uma sexta vítima, o adolescente Bruno de Cassio Cassiano Souza, de 17 anos, morreu no Hospital do Campo Limpo. Outras duas pessoas, uma com um tiro no tórax e outra baleada na perna, têm quadro estável. O último ferido foi encaminhado para o Hospital de M'Boi Mirim, mas seu estado de saúde não foi divulgado. O SPTV informou que uma das vítimas era o homem que filmou com um celular a abordagem de PMs que terminou com a morte do servente Paulo Batista do Nascimento, de 25 anos, na mesma rua, em novembro. Após o programa Fantástico divulgar as imagens, cinco policiais que participaram da ação foram presos. Logo após o crime, o Estado esteve no local e entrevistou vizinhos que temiam retaliação à denúncia contra policiais militares da Força Tática. Na manhã de ontem, o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Blazeck, esteve no local para acompanhar as investigações. A perícia e policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também estavam no local. Comoção. A morte de DJ Lah causou comoção na internet e entre rappers. O empresário do Conexão do Morro, Samuel Ferreira da Silva, de 48 anos, conhecido como DJ San Mix, informou que o grupo faz músicas denunciando a violência que mata jovens na periferia de São Paulo. "Nessa guerra entre polícia e traficantes, inocentes estão morrendo", afirma. Segundo o empresário, DJ Lah tinha quatro filhos e fazia trabalho social no bairro, distribuindo brinquedos para crianças. Há 15 anos, foi um dos três fundadores do Conexão do Morro.
A comunidade do JARDIM ROSANA, onde ocorreu a chacina da madrugada, está chocada e atribui as mortes a uma suposta retaliação pelo vídeo que resultou na prisão de cinco policiais militares, depois da execução do servente PAULO BATISTA DO NASCIMENTO, em novembro. Embora o autor do vídeo não viva mais no bairro, moradores acreditam que a ação de hoje foi uma vingança pelo que aconteceu em novembro. Revoltados, os vizinhos da Rua REVERENDO PEIXOTO DA SILVA, onde ocorreram as mortes, colocaram uma faixa com o nome das sete vítimas, na qual pedem paz. A Polícia Militar circulou durante todo o dia pela ruas do bairro e várias operações foram deflagradas atrás dos autores da chacina. Em bares, ruas e esquinas pessoas eram abordadas e obrigadas a apresentar seus documentos. O líder comunitário DORACI MARIANO disse que as sete vítimas da chacina era trabalhadores, pais de família, sem passagem pela polícia. “Erraram o alvo”, afirmou.

O corpo da fisiculturista FABIANA CAGGIANO PAES, de 36 anos, que morreu em NATAL (RN) na última quarta-feira, dia 2, foi enterrado hoje pela manhã em JANDIRA, na GRANDE SÃO PAULO. De acordo com um exame realizado por legistas em NATAL, FABIANA sofreu asfixia por esganadura. Outro exame mais detalhado foi feito e o resultado sai em 30 dias. ALEXANDRE PAES, marido de FABIANA, disse à polícia que a mulher desmaiou enquanto tomava banho no quarto do hotel onde estavam hospedados, em 27 de dezembro. Ainda segundo ALEXANDRE, FABIANA foi levada para a UTI de um hospital particular em NATAL por uma equipe do SAMU com insuficiência respiratória. Ela morreu três dias depois. A irmã de FABIANA, AMANDA CAROLINE CAGGIANO, de 28 anos, disse que o relacionamento do casal era tranqüilo e a família não acredita na possibilidade do marido ter matado a fisiculturista. Para AMANDA, a irmã pode ter tido um infarto ou um aneurisma. Para a polícia de NATAL, ALEXANDRE mentiu em seu depoimento, já que não havia vestígios de água no banheiro, e é suspeito. De acordo com o delegado FRANK ALBUQUERQUE, hóspedes afirmaram que ouviram o casal brigar e, após um período de silêncio, ALEXANDRE tentou reanimar a mulher.

O PALMEIRAS confirmou a expectativa e goleou sem piedade o modesto CONFIANÇA por 6 a 0 nesta noite na ARENA BARUERI. A equipe não precisou se esforçar muito para impor seu jogo e já vencia por 2 a 0 no primeiro tempo, gols de VINICIUS. Na segunda etapa, outro jogador que já atuou na equipe principal, BRUNO DYBAL, marcou o terceiro. EDILSON e JOÃO PEDRO (2) completaram a goleada. Com melhor saldo de gols, o PALMEIRAS lidera o GRUPO Q. Em segundo está o SERTÃOZINHO, que também na ARENA BARUERI, goleou o GRÊMIO BARUERI por 4 a 1.

PADRE MARCOS ANTÔNIO SIMÕES PIÃO, de 54 anos, foi ordenado em 13 de dezembro de 1985, na cidade de ITAJOBI, tendo como bispo ordenante dom CONSTANTINO. Ele celebrou a primeira missa em 15 de dezembro daquele ano, na VILA ROBERTO, distrito de PINDORAMA, município no qual nasceu. Ele era pároco da Igreja Matriz SENHOR BOM JESUS, de MATÃO, havia sete anos. Centenas de fiéis e amigos se despediram do padre MARCOS em uma missa de corpo presente na tarde do domingo, dia 7. O pároco morreu neste sábado, dia 6, em um acidente de trânsito após bater contra a estrutura de uma placa de sinalização na Avenida MARCHESAN, em MATÃO. O prefeito CHICO DUMONT (PT) declarou luto oficial na cidade por três dias. “É uma grande perda, não só para a comunidade do SENHOR BOM JESUS, mas para MATÃO inteira e toda a região. É uma perda irreparável. Conhecia o PADRE MARCOS desde o tempo em que ele era seminarista. A gente tinha uma amizade muito grande”, afirmou o prefeito à TV MATÃO. O PADRE MÁRCI BEGGIATO mencionou a simplicidade e a humildade de MARCOS PIÃO. “Ele era comunicativo com as pessoas, mas, principalmente diante de DEUS, um homem de fé, de oração, um homem do povo. Que junto de DEUS ele possa interceder por todos nós. Ele era muito amado e o povo de MATÃO pode se orgulhar disso.” BEGGIATO acredita que o pároco tenha sofrido um infarto. “Ele estava indo descansar em uma chácara e houve um mal súbito, um infarto. Depois houve o acidente.” Após a celebração, o corpo do padre foi levado para o distrito de VILA ROBERTO, onde será enterrado. PADRE MARCOS também havia atuado em IBITINGA e BROTAS. “Era um padre dedicado, líder. Ele era o coordenador pastoral da região de MATÃO. Ele tinha liderança e sabia ouvir. Esta é a perda de um homem capaz, de um homem dedicado, de um homem de fé. Era muito jovem, estava na metade da vida”, disse o monsenhor LUIZ CARLOS GONÇALVES.

Começa no PERU o 35º RALLY DAKAR. Entre confetes e serpentinas, o francês CYRIL DESPRES, campeão nas motos em 2012, largou em LIMA e foi quinto na primeira etapa.

Número 3 do mundo, SERENA WILLIAMS não tomou conhecimento de ANASTASIA PAVLYUCHENKOVA. Venceu com muita facilidade por 2 sets a 0 e conquistou o WTA de BRISBANE, na AUSTRÁLIA. Foi o 47º título da carreira da norte-americana. Com 52 vitórias nos últimos 54 jogos, SERENA chega como favorita ao ABERTO DA AUSTRÁLIA, primeiro GRAND SLAM do ano, que começa dia 14. No WTA de AUCKALAND o título ficou com AGNIESKA RADWANSKA. A polonesa, número 4 do mundo, conquistou o 11º troféu na carreira ao derrotar a belga YANINA WICKMAYER por 2 sets a 0, com um duplo 6/4. 

Quatro pessoas morreram durante um tiroteio em AURORA, no COLORADO, após um homem armado invadir uma casa e fazer reféns. A polícia afirma ter ido à residência após disparos serem ouvidos. Depois do cerco, os policiais invadiram a casa e encontraram o suspeito e três reféns mortos. AURORA foi palco de outra tragédia em julho do ano passado, quando um atirador invadiu um cinema e matou 12 pessoas.

O estilista italiano VITTÓRIO MISSONI, proprietário da grife de mesmo nome, estava a bordo de um avião que desapareceu na costa da VENEZUELA, informou hoje um porta-voz da companhia. Segundo a imprensa italiana, o contato com o avião foi perdido na manhã de ontem, pouco depois de ele decolar do balneário de LOS ROQUES. MISSONI estaria no voo com a mulher, MAURIZIA, e mais quatro pessoas.

Um terremoto de magnitude 7,5 foi registrado hoje na costa sul do ALASCA, nos ESTADOS UNIDOS. O tremor aconteceu a cerca de 100 km da cidade de PORT ALEXANDER e não causou danos ou mortes, mas sua intensidade provocou um alerta de tsunami na região. O aviso foi cancelado posteriormente. Porém, a população das áreas baixas da cidade de SITKA foi retirada por precaução.

HUGO CHÁVEZ vai continuar como presidente da VENEZUELA mesmo que não consiga tomar posse na quinta-feira, dia 10, por conta de seu tratamento em CUBA. Pleo menos é o que defende o ocupante interino do cargo, NICOLÁS MADURO. Para ele, a cerimônia é apenas uma formalidade e poderá ser feita em outra data, a ser combinada com o TSJ (TRIBUNAL SUPREMO DE JUSTIÇA). A oposição, porém, tem outra opinião. Para ela, caso CHÁVEZ não assuma no dia marcado, deve ser declarada “ausência absoluta” do cargo e caberia ao presidente da Assembléia Nacional convocar novas eleições em 30 dias. MADURO afirma que a estratégia se trata de um “golpe” dos opositores. Segundo a legislação venezuelana, a ausência absoluta só ocorre em caso de morte, renúncia ou incapacidade física ou mental certificada por uma junta médica. Ainda segundo MADURO, é válido o decreto parlamentar outorgado em dezembro que autorizava CHÁVEZ a se ausentar do cargo por até 90 dias. Hoje, a Assembléia Nacional do país deu início aos seus trabalhos neste ano e reelegeu seu chefe o chavista DIOSDADO CABELLO. Em apoio ao líder doente, centenas de seus seguidores fizeram uma manifestação em frente ao prédio do Legislativo. A decisão sobre a capacidade de CHÁVEZ em assumir o cargo cabe ao TSJ, formado por maioria chavista. Com a eleição, ele se mantém no poder até 2019.

Nove policiais foram feridos e 18 pessoas acabaram detidas após uma série de protestos violentos em BELFAST, capital da IRLANDA DO NORTE, hoje pela madrugada. Cerca de 300 manifestantes foram às ruas e arremessaram tijolos e coquetéis MOLOTOV contra a polícia no leste da cidade. Eles protestavam contra a decisão municipal de não deixar a bandeira britânica permanentemente hasteada.

O presidente palestino, MAHMOUD ABBAS, assinou hoje um decreto mudando oficialmente o nome da Autoridade Palestina (AP) para “ESTADO DA PALESTINA”, em uma cerimônia em RAMALLAH. A decisão tem peso simbólico e ocorre menos de dois meses depois de a Assembléia-Geral da ONU reconhecer a AP como “Estado observador” da entidade. No entanto, ABBAS até agora hesitou em dar passos mais ambiciosos contra ISRAEL na arena diplomática. O líder palestino, por exemplo, não buscou a adesão ao Tribunal Penal Internacional (TPI), no qual poderia acusar forças de ocupação israelense por crimes de guerra. ISRAEL não se pronunciou sobre a mudança de nome da AP.

Sob forte pressão da guerra civil na SÍRIA, o LÍBANO pediu à LIGA ÁRABE uma reunião de emergência para tratar da onda de refugiados vindos do país vizinho. Hoje foi revelado na imprensa o conteúdo de uma carta em que o Ministro das Relações Exteriores de BEIRUTE, ADNAN MARSUR, pede ao secretário-geral do bloco árabe, NABIL AL-ARABI, que reúna os chanceleres da região em busca de uma resposta conjunta diante dos centenas de milhares de sírios que deixaram nos últimos dois anos o país em razão da violência.   

2 014    :        -     DOMINGO
O ano de 2013 foi especialmente cheio de mudanças. Eu, como político, vi com enorme satisfação a população ganhando as ruas e fazendo valer sua voz. Foi um enorme alívio presenciar e fazer parte dessa onda que cresceu, que fez todo mundo parar e reavaliar o velho “deixa pra lá, não adianta mesmo”.
Adianta sim. As conquistas só começaram e ainda há muito por vir. A política está em todo o lugar, não se deve tratá-la como um assunto distante, chato ou apenas de retórica. É preciso que a lembremos que as propostas 
políticas viram leis, viram a realidade das nossas vidas. 
Mudam o rumo de muita coisa. É preciso que essa juventude que está trazendo o futuro encontre espaço na política.
2013 foi um ano em que pedimos mais segurança, em que se discutiu mais do que nunca a questão da maioridade penal no Brasil e a aplicação de penas mais severas. Gente morreu barbaramente, gente nasceu por milagre. Vivemos numa época difícil. Mas as dificuldades, as tragédias e as perdas não podem nunca tirar o brilho e o gosto da vida. Não somos a somatória das tristezas, somos as conquistas, os sorrisos e o amor da nossa família.
Ao começar este novo ano, procure pensar em tudo que conquistou e agradeça.
Agradeça pela oportunidade maravilhosa de estar vivo e de poder mudar o rumo das coisas. Eu agradeço a confiança depositada em mim. 
Agradeço todas as pessoas que me param nas ruas e fazem alguma reivindicação, ou comentário, que conversam comigo, que esperam alguma coisa de mim e do meu trabalho. Mesmo que seja um abraço, uma foto. Agradeço a cada um de vocês e a Deus, sobre todas as coisas. Obrigado. 
Que Deus nos abençoe e nos dê forças de mudar o que precisa ser mudado!
*Major Olímpio é líder do PDT na Assembleia legislativa.
(Matéria publicada no DOE- Legislativo, Sexta feira 03/01/2014 página 02)
Lendo meus e-mails recebo a mensagem do MAJOR PM OLÍMPIO, que veio pelo NINHO DAS ÁGUIAS e também o SALMO 119, mandado pela ÉLVIA PEREIRA:
LEI!!!Leia em sua Bíblia: Salmo 119.10-16..."Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo" (Sl 119.47)...
O Salmo 119 inteiro é um elogio à lei e aos mandamentos de Deus. Isso pode soar estranho no Brasil, onde as leis são sistematicamente desrespeitadas em todos os níveis sociais, da pessoa mais simples até a mais altas autoridades...Não podemos generalizar, uma vez que há muitos cidadãos que cumprem a lei, mas de forma geral, a nossa cultura valoriza a esperteza e a habilidade de aproveitar todos os atalhos possíveis para obter vantagens pessoais...
Como podemos entender então o que significa ter alegria e prazer na lei divina?
Feito à imagem e semelhança de Deus, o ser humano tem inteligência e autonomia para tomar suas próprias decisões. No entanto, ele foi desobediente e se afastou de Deus - com efeitos colaterais inesperados: em vez de conseguir prazer nas suas próprias conquistas, o homem sente-se incompleto, então, ele busca constantemente suprir por meio de poder, dinheiro, sexo, realização profissional, etc... o que falta para obter a alegria tão ansiada. É um labirinto de possibilidades...
É aqui que entra a lei de Deus. Ela serve como uma placa de trânsito que nos aponta o caminho certo...
A lei que fala o salmo, não é um conjunto de regras irritantes, que seguimos apenas para não levar multa ou ir para a cadeia. Na verdade, trata-se da instrução de vida dada pelo Criador: quanto mais a conhecemos e nos empenharmos em segui-la, mais perceberemos a sua utilidade como manual para melhorar nosso relacionamento com Deus e quanto mais próximos estivermos do Senhor por meio de Cristo, mais alegria teremos em nossa vida...O prazer na Palavra de Deus, não aparece de um dia para o outro. É preciso cultivar a leitura e o estudo dela, para absorver cada vez mais os seus mandamentos (v 11,15)... Aprendemos pela repetição (v 13). Talvez por isso, esse também seja o salmo mais longo da Bíblia: é um processo demorado, ao qual é preciso dedicar esforço...
Mas ele vale a pena!!!A alegria real é como um tesouro: é preciso ter um mapa (a Bíblia) e muita disposição para encontrar -vale a pena tentar!!!
(MEUS CUMPRIMENTOS À ÉLVIA PEREIRA)
A temperatura de mais de 30 graus neste domingo vai melhorar à tarde, depois de cair uma pancada forte de chuva. No computador procuro já atualizar o dia 6 de janeiro. Tomamos conhecimento do falecimento do ex-jogador português EUSÉBIO e do cantor NELSON NED.  


Até já Eusébio….

A notícia apanhou-nos de surpresa e de forma brutal, inesperada, porque há homens que nunca deviam partir. Morreu Eusébio da Silva Ferreira, referência maior do Sport Lisboa e Benfica e de Portugal.

De Eusébio vamos recordar o talento, o exemplo e o carácter de um homem que marcou o futebol português e se transformou numa referência do futebol mundial. Vamos recordar a alegria que tinha de viver, a sua simplicidade e frontalidade.
A vida  de Eusébio é património de todos aqueles que amam o futebol. O Sport Lisboa e Benfica foi o seu porto de abrigo, mas o Benfica teve em Eusébio um profissional incansável, alguém que sempre fez do Benfica muito mais do que o seu Clube, mas antes a sua casa e a sua família.
A melhor forma de homenagearmos Eusébio é continuarmos a cumprir os seus sonhos e ambições. A memória e o legado de Eusébio ficam entre nós.

Até já Eusébio…. A notícia apanhou-nos de surpresa e de forma brutal, inesperada, porque há homens que nunca deviam partir. Morreu Eusébio da Silva Ferreira, referência maior do Sport Lisboa e Benfica e de Portugal. De Eusébio vamos recordar o talento, o exemplo e o carácter de um homem que marcou o futebol português e se transformou numa referência do futebol mundial. Vamos recordar a alegria que tinha de viver, a sua simplicidade e frontalidade. A vida de Eusébio é património de todos aqueles que amam o futebol. O Sport Lisboa e Benfica foi o seu porto de abrigo, mas o Benfica teve em Eusébio um profissional incansável, alguém que sempre fez do Benfica muito mais do que o seu Clube, mas antes a sua casa e a sua família. A melhor forma de homenagearmos Eusébio é continuarmos a cumprir os seus sonhos e ambições. A memória e o legado de Eusébio ficam entre nós.

Nelson Ned é velado em capela de cemitério (Foto: Everaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo) - De acordo com a irmã do cantor Neuma Nogueira, que cuidava dele em São Paulo, Nelson teve infecção pulmonar e urinária e não respondeu ao tratamento. “Ele teve febre muito alta e estava muito debilitado. Nos últimos 2 dias, ele já estava inconsciente e respondia muito pouco”, disse. Natural de Ubá, Minas Gerais, Nelson Ned fez fama como cantor de músicas românticas nos anos 60, quando já vivia no Rio de Janeiro. "Tudo passará", de 1969, foi um de seus grandes sucessos. Em 2003, o cantor sofreu um acidente vascular cerebral. Desde então, vivia no Recanto São Camilo, na Granja Viana, em Cotia, sob a guarda e cuidados de Neuma. O AVC afetou sua parte vocal, assim como memória. Ned foi casado duas vezes e teve três filhos com Marly, sua segunda esposa: duas filhas, de 32 e 33 anos, e um filho, que mora no México. Segundo a irmã Ned Helena, as filhas irão acompanhar o velório em São Paulo. Família: Parentes recordavam com carinho do autor do sucesso "Tudo passará". "O Céu está mais romântico", disse Veronica Pinto, filha mais velha de Nelson. Ela contou que um dos últimos momentos que viveu com ele foi em seu aniversario, em dezembro. "Dei o primeiro pedaço de bolo para ele e ele ficou se achando", afirmou, com um sorriso no rosto. A família acrescentou que, além das canções românticas, o cantor deixa um legado de superação, principalmente após sofrer um derrame que afetou sua voz. "Ele é um homem que só deixou exemplos. Só tenho a agradecer a Deus por ter nascido na família que ele nasceu. Para mim é um privilegio", afirmou Neide, uma de suas irmãs. Filhas de Nelson Ned dão entrevista durante velório (Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo )Filhas de Nelson Ned dão entrevista (Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo) - Outra filha de Nelson, Monalisa Pinto Pereira afirmou que o cantor foi "um pai, uma mãe, um amigo, um artista". "O Céu esta mais romântico. Está uma festa.” Carreira: Primogênito dos 7 filhos de Nelson de Moura Pinto e Ned d´Ávila Pinto, ele saiu de Ubá (MG) para tentar a vida no Rio de Janeiro aos 17 anos. Começou bem distante dos palcos, trabalhando em uma linha de montagem de uma fábrica de chocolates. Cantou em boates paulistas e cariocas antes da maioridade e era escondido embaixo do balcão das casas quando o Juizado de Menores passava para fiscalizar. Tempos depois, passou a ser figura recorrente no programa do Chacrinha, que ele considera o “pai de sua carreira artística”. Foi na televisão que conquistou espaço e sucesso com o hit "Tudo passará", uma de suas primeiras músicas.“Ele foi um divisor de águas na minha vida. Me deu oportunidade e comida. Devo muito ao falecido amigo. Foi muito difícil ser cantor de brega e anão neste país”, relembrou Ned em entrevista ao G1, em 2012. Com 32 discos gravados em português e espanhol, Ned cantou no Carnegie Hall e no Madison Square Garden, ambos em Nova York. Ele se converteu nos anos 90 à religião evangélica e, desde então, cantava músicas gospel. Em 1996, lançou a biografia "O pequeno gigante da canção", que fazia referência à sua altura, de 1,12m. O hit "Tudo passará” era sua faixa predileta, conforme contou ao G1. “É a que mais gosto. Quando cantei em um programa fui aplaudido de pé no meio da música. Isso é ser brega? Quem não é brega quando fala de amor? É o amor que é brega, não a minha música.” Principais discos: 1960 - "Eu sonhei que tu estavas tão linda/Prelúdio à volta" 1969 - "Tudo passará" 1970 - "Nelson Ned" 1979 - "Meu jeito de amar" 1992 - "Penso em você" 1993 - "El romantico de América" 1997 - "Jesus está voltando" 1998 - "Seleção de ouro/20 sucessos" 1999 - "Os melhores tangos e boleros" 1999 - "Tudo passará/Meu jeito de amar".

SANTOS e CORINTHIANS estrearam hoje na COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Mas só o PEIXE deu pinta de que vai brigar pelo título. O atual campeão da COPINHA passou como um trator pelo ALECRIM-RN. E a elástica vitória por 8 a 0, na VILA BELMIRO, já apontou dois candidatos a artilheiro. O atacante DIOGO CARDOSO fez quatro gols. No primeiro, driblou o goleiro antes de marcar. No segundo e no terceiro, exibiu oportunismo ao aproveitar cruzamentos na área. No último, demonstrou frieza para encobrir o arqueiro. O também atacante STÉFANO YURI foi outro a se destacar. Ele saiu de campo sob aplausos depois de anotar três gols – um deles de letra. NAÍLSON completou o placar para o PEIXE. O TIMÃO, por outro lado, sofreu. O clube com maior número de títulos da COPINHA (oito) empatou com o REMO por 1 a 1, graças a um gol de MALCOM aos 42 minutos do segundo tempo.  – BIRO abrira o placar para os paraenses aos 24. Como INTER, DE LIMEIRA e XV DE PIRACICABA também empataram por 1 a 1, os quatro times do GRUPO K estão iguais. Também hoje, a PORTUGUESA tentou de todas as maneiras furar a defesa do ASA, mas não passou de um empate em 0 a 0. Já o ATLÉTICO MINEIRO estreou com goleada sobre o ARARACRUZ-ES : 5 a 1. Pelo GRUPO Y, o FLAMENGO de GUARULHOS aplicou a maior goleada da primeira rodada. Fez sonoros 9 a 0 no IMAGINE- TO. O rubro-negro paulista está na mesma chave do JUVENTUS, que acabou derrotado pelo VITÓRIA por 2 a 0.

“Eu vou voltar”. A clássica frase de ARNOLD SCHWARZENAGGER, em o “EXTERMINADOR DO FUTURO”, foi uma das primeiras coisas que ÂNDERSON SILVA disse a PEDRO RIZZO, um de seus técnicos, após passar por cirurgia da fratura sofrida na perna esquerda. O ex-campeão dos médios do UFC garantiu ao treinador que vai voltar ao octógono logo depois da recuperação para brigar de novo pelo cinturão. “O ANDERSON me falou: ‘Eu vou voltar, chefe. Eu vou voltar’”, contou RIZZO sobre uma conversa com o ARANHA. SILVA se recupera de fraturas na tíbia e na fíbula sofridas na derrota para CHRIS WEIDMAN, no UFC 168.

JOSEPH BLATTER, presidente da FIFA, detonou os atrasos nas obras para a COPA DO MUNDO. “O BRASIL acabou de se dar conta de que começou tarde demais. É o país com mais atrasos desde que estou na FIFA e foi o que teve mais tempo, sete anos, para se preparar”, comentou. O cartola também disse não temer eventuais protestos durante o Mundial. “Sabemos que teremos manifestações. Mas o futebol estará protegido, acredito que os brasileiros não atacariam ao futebol diretamente. Para eles, é uma religião”, explicou.

Quinze funcionários e acompanhantes de pacientes do Hospital QUINTA D´OR, em SÃO CRISTÓVÃO, na zona norte do RIO, foram assaltados no estacionamento na noite do sábado. Pelo menos seis homens renderam uma pessoa que saía com o carro do local e funcionários que estavam lanchando. Doze vítimas prestaram depoimento. Além do veículo, os bandidos levaram o dinheiro do caixa do estacionamento e pertences das vítimas, como celulares, relógios e dinheiro

Uma menina Argentina de 3 anos despencou do mezanino no segundo andar do Terminal 2 do Aeroporto Internacional ANTÔNIO CARLOS JOBIM, no RIO DE JANEIRO, por volta das 17 horas de ontem. Hoje à tarde, ela permanecia internada em estado grave. A Delegacia do Aeroporto Internacional do RIO DE JANEIRO instaurou inquérito para apurar a queda. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a criança teve traumatismo craniano e na face.     
O Ministério da Justiça informou neste domingo (5) que ofereceu ajuda ao governo do Maranhão para tentar conter a onda de violência no estado. Segundo o governo federal, foram oferecidas vagas em presídios federais para os líderes das facções criminosas que estão no complexo penitenciário de Pedrinhas. Ônibus foram incendiados e ataques a delegacias registrados nos últimos dias no estado. A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, ainda não respondeu à oferta do Executivo, o que deverá acontecer nos próximos dias. Se aceitar o auxílio do governo federal, ela será responsável por apontar quais os presos que serão transferidos para outros locais. Segundo o Ministério da Justiça, a estratégia que pode ser adotada no Maranhão já foi utilizada de forma eficaz anteriormente em Santa Catarina, quando foram transferidos vários presos, no início de 2012, justamente para tentar frear uma onda de violência que tomava conta do estado. Ônibus queimados e delegacias alvejadas. A onda de ataques teve início após uma operação da Tropa de Choque no Complexo Penitenciário de Pedrinhas na sexta-feira (3), que buscou diminuir as mortes nas unidades prisionais do Maranhão. Até agora, quatro ônibus foram incendiados e duas delegacias foram alvo de tiros em São Luís. Delegacia da Liberdade, alvejada por criminosos. "O Serviço de Inteligência confirmou que esses ataques foram ordenados de dentro dos presídios, inclusive sabemos quem mandou e quem recebeu as ordens. Essa é, na verdade, uma resposta à moralização que estamos fazendo na segurança do Sistema Penitenciário", afirmou o secretário da Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes. Dos quatro ônibus alvos da ação dos criminosos, dois foram totalmente destruídos pelo fogo (João Paulo e Ferreira Gullar). Um foi parcialmente incendiado, na Vila Sarney Filho. No Jardim América, houve princípio de incêndio, mas o fogo foi contido. Cinco pessoas sofreram queimaduras e permanecem internadas. Em entrevista coletiva realizada na manhã deste domingo (5), a cúpula da Segurança do Maranhão apresentou dez suspeitos de participarem dos ataques a quatro ônibus e à 9ª Delegacia de Polícia ocorridos na última sexta-feira (3). Neste sábado (4), uma delegacia no bairro da Liberdade também foi atacada. No total, 11 pessoas foram detidas. O secretário Aluísio Mendes disse que o objetivo dos criminosos era queimar pelo menos 20 ônibus na região metropolitana de São Luís. Sistema prisional do Maranhão: Um relatório de inspeção sobre estabelecimentos prisionais do Maranhão, assinado pelo juiz Douglas de Melo Martins e enviado no fim do ano passado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), confirma a "precariedade do sistema prisional maranhense". O governo do Maranhão, segundo o juiz, já recebeu várias indicações da necessidade de estruturar o sistema. O governo do Maranhão contestou parte do relatório.
Depois de governar a cidade de Nova York por 12 anos, o bilionário Michael Bloomberg pegou o metrô e foi para casa. Além de uma grande administração, deixou um exemplo. Durante o tempo em que ocupou a prefeitura gastou US$ 650 milhões do próprio bolso. Sabia-se que voava em jatinhos e helicópteros de sua propriedade (alô Sérgio Cabral). Sabe-se agora que seu gosto por aquários no gabinete custou-lhe US$ 62.400. O café da manhã e almoços frugais para a equipe saíram por US$ 890 mil. Uma viagem ao exterior custou US$ 500 mil (alô, Cid Gomes). Seu salário na prefeitura era de um dólar por ano. Com uma fortuna avaliada em US$ 31 bilhões, Bloomberg gasta como quer. Já deu um bilhão à universidade onde estudou. (No ano seguinte à sua formatura, quando era um duro, deu cinco dólares.) Começou a vida no papelório, deixou a Salomon Brothers com US$ 10 milhões e fundou o império de meios de comunicação que leva seu nome. Para quem gosta de depreciar o Brasil, ele seria um exemplo de políticos que faltam por aqui. É verdade, mas o casal Clinton está milionário e suas origens são semelhantes às de Bloomberg, sem que tenham produzido um só parafuso. Lyndon Johnson endinheirou-se na política e seus mensalões fariam corar o comissariado petista. A diferença entre o serviço público americano e o brasileiro está no exemplo. Indo-se para o século 19, Dolley Madison, mulher do presidente James Madison, a primeira locomotiva social de Washington, morreu em absoluta pobreza, eventualmente ajudada por um escravo liberto que trabalhara para ela na Casa Branca. Em 1979, quando Paul Volcker foi nomeado presidente do Federal Reserve Bank, perdeu 50% de sua receita e foi morar numa quitinete de estudante em Washington. Sua mulher ficou em Nova York e equilibrou as contas alugando um quarto de seu apartamento. No Brasil foram muitos os milionários que passaram por governos. Nenhum soltou a bolsa da Viúva. Em muitos casos as fortunas foram acumuladas por inexplicáveis multiplicações ocorridas durante o exercício dos cargos. Exemplo como o de Bloomberg, nem pensar.
BEIRUTE, 05JANEIRO2014 (AFP) Pelo menos 50 rebeldes morreram nas últimas 24 horas em ataques cometidos por jihadistas no norte da Síria, onde os antigos aliados se enfrentam, informou uma ONG neste domingo. Os combates prosseguem desde sexta-feira entre os rebeldes e os combatentes do Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL), um grupo vinculado à Al-Qaeda que até há pouco era aliado na guerra contra o regime de Bashar Al-Assad. Os confrontos começaram quando brigadas rebeldes, entre as quais havia muitos islamitas, atacaram nas províncias de Aleppo (norte) e Idleb (nordeste) postos de controle do EIIL, que é acusado de vários abusos e de querer tomar o controle total das zonas rebeldes. Entre os 50 rebeldes mortos, alguns perderam a vida em combate, outros em execuções sumárias ou em atentados com carro bomba, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). Pelo menos nove combatentes do EIIL morreram neste domingo, acrescentou o Observatório que baseia suas informações em uma ampla rede de médicos e militantes. A brigada rebelde Liwa al-Tawhid, uma das principais integrantes da coalizão Frente Islâmica, escreveu em sua página do Facebook que este ataque alcançou alguns de seus integrantes, mas não fez nenhum balanço. "O que está acontecendo agora é uma limpeza nas fileiras da revolução", afirmou à AFP um membro que pediu anonimato da Frente Islâmica, a aliança de rebeldes islamitas mais importante, criada em novembro. A Frente Islâmica informou que está "agradecida aos estrangeiros" que ajudam em seu combate, mas que não "aceitará nenhum grupo que pretenda ser um Estado" em um comunicado publicado neste domingo no qual faz alusão ao EIIL. A Frente Islâmica é uma das três coalizões que combatem o EIIL junto ao Exército dos Mujahedins (islamitas) e da Frente dos Revolucionários da Síria. O EIIL advertiu no sábado na internet que, se os rebeldes mantiverem sua pressão, o grupo se retirará da frente na cidade e na província de Aleppo para deixar o caminho livre para o regime. O grupo jihadista indicou em outro comunicado este domingo que considera que foi "apunhalado pelas costas".  Esta ascensão em terra dos grupos extremistas islamitas debilita a Coalizão Nacional de oposição, reunida desde meio-dia deste domingo em Istambul para escolher seu próximo presidente e tomar uma decisão sobre sua participação ou não na conferência de paz sobre a Síria que será realizada dia 22 de janeiro na Suíça.

5 DE JANEIRO DE 2015   :    -    SEGUNDA-FEIRA
LUCINDA continua com problemas sérios de saúde. Sente muito enjoo com o que come. Isso não é nada bom, pois a deixa muito fraca. Levantou muito cedo, por volta das 4 horas, e não deitou mais. MARLENE cuida dela. Deveria ir trabalhar hoje, mas prefere cuidar da mãe. O ambiente em casa muda bastante. Falta alguma coisa, a vida dada ao lar pela dona da casa. Passo a manhã no computador.
Vou para a cidade de SÃO PAULO por volta das 11:30 horas. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC continua em recesso administrativo. A MARINEI encontra-se em gozo de férias e somente retornará no dia 21 de janeiro.
Passo pela antiga sede do MMDC. Preciso, com certa urgência, retirar de lá um acervo que não pode ser levado para o Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA. Mando um e-mail para o MAJOR PM ÉDSON GONÇALVES para que esse acervo vá para o Núcleo "GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO", situado na Escola Superior de Soldados, em PIRITUBA.
Chove muito no período da tarde no centro da cidade. Pouca coisa posso fazer nesta segunda-feira. Retorno logo para GUARULHOS e, também vou enfrentar a chuva na cidade onde moro. 

Parte do teto do OSASCO PLAZA SHOPPING caiu nesta tarde, durante a forte chuva que atingiu a região. Ninguém ficou ferido após a placa de gesso desabar na praça de alimentação. Segundo o segurança do local, o problema foi causado por um vazamento de água. Não foi só o shopping que sofreu as consequências da chuva em OSASCO. O temporal derrubou árvores e alagou o bairro JARDIM ROCHDALE. Vários carros ficaram cobertos pela água. Na capital, o Centro de Gerenciamento de Emergências, órgão ligado à Prefeitura, colocou todas as regiões de SÃO PAULO em estado de atenção para alagamentos às 15:17 horas. Às 16:45 horas as chuvas perderam força.

Um homem foi preso em flagrante em DIADEMA, na GRANDE SÃO PAULO, hoje pela manhã, após esfaquear a própria irmã durante uma briga. A vítima pediu para ele diminuir o volume de som. O crime ocorreu na Rua GUARANI, na VILA CONCEIÇÃO.
O desempregado C.P.S. usou uma faca de cozinha para perfurar o abdômen da irmã A.P.S. De acordo com a delegada RENATA CRUPPI titular da Delegacia de Defesa da Mulher, os dois faziam uso de psicotrópicos devido a um quadro de depressão. O autor do crime tinha sinais de embriaguez.
"Eles moram no mesmo quintal e ela se incomodou com o barulho. Houve troca de ofensas e ele se descontrolou, atacando a irmã", disse.
Com a gritaria, um vizinho dos familiares acionou, via 190, a Polícia Militar. Ela foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Municipal de DIADEMA. Foi submetida nesta tarde à cirurgia e permanece em estado grave. O autor do crime foi ouvido nesta noite. A companheira de C., que mora com ele no local do crime, também prestou depoimento, mas o conteúdo não foi divulgado. A perícia foi encaminhada ao local.

O jovem brasileiro acusado de ter ligações com o EI (ESTADO ISLÂMICO) será extraditado para a ESPANHA. A decisão foi tomada hoje por um tribunal búlgaro do distrito de HASKOVO. KAÍQUE LUAN RIBEIRO GUIMARÃES, de 18 anos, foi detido na BULGÁRIA em dezembro a caminho da TURQUIA com dois amigos marroquinos. Os três são acusados de receber fundos de recrutamento da ala radical do EI na SÍRIA. O brasileiro mora em MONISTROL DE MONTSERRAT e teria se convertido ao islamismo. KAÍQUE é natural de FORMOSA, A 282 quilômetros de GOIÂNIA (GOIÁS). As autoridades espanholas querem que ele seja julgado por associação à organização terrorista.

Uma embarcação indonésia encontrou o que pode ser a cauda do avião da AIR ASIA que caiu na semana passada. É justamente nessa parte da aeronave onde estão as caixas-pretas com as gravações de voz e de dados do voo. Navios e aviões que estão vasculhando o norte do MAR DE JAVA em busca de corpos e partes da aeronave ampliaram a área de atuação, levando em conta as correntes marítimas. O Ministério dos Transportes da INDONÉSIA anunciou que estão sendo endurecidas as regras sobre procedimentos pré-voo. Até hoje, 37 corpos tinham sido resgatados - três nas últimas 24 horas.  

5 DE JANEIRO DE 2016   :    -     TERÇA-FEIRA
Lancei ontem em meu blog o PLANO DE AÇÃO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para 2016. Trata-se de um RAIO X da Entidade, que vai começar seus trabalhos neste ano somente no dia 21. Iremos encontrar uma Sociedade precisando de muita coisa.
Vou até o Centro de SÃO PAULO. Passo pelo Corpo de Bombeiros a fim de buscar dinheiro na agência que funciona nesse lugar. Ali encontro vários conhecidos que me perguntam sobre as idéias que tenho a respeito do MMDC neste ano. O FERREIRA convida-me para almoçar na PRAÇA JOÃO MENDES. Retorno logo para casa.
Via WHATTS APP, MARINEI CHALUB, que se encontra de férias, diz que tomou conhecimento do PLANO DE AÇÃO para 2016.
Na tarde, entre em contato comigo, via celular, o FERNANDO MORENO. Fala do planejamento da MEDALHA DRÁUSIO no CPA/M-1 na segunda quinzena de janeiro. O SARGENTO PM CLEMENTE tinha falado sobre isso e, na época, em dezembro, mandei que se entendesse com o GEORGE TRAJANO, a fim de adquirir as peças da honraria e também quanto à confecção dos diplomas. Mais tarde, pelo WHATTS APP, o GEORGE confirma a ligação do CLEMENTE e irá providenciar a respeito. 
Até agora não recebi o Ofício do Cmt do CPA/M-1 solicitando a autorização para a entrega da MEDALHA DRÁUSIO, acompanhado da lista dos indicados para serem agraciados com essa honraria do MMDC.

O PM THIAGO RODRIGUES DE OLIVEIRA, de 28 anos, foi baleado na cabeça durante um roubo por volta das 17 horas de hoje em OSASCO, na GRANDE SÃO PAULO. O PM estava fardado em um ponto de ônibus indo para o trabalho quando dois homens chegaram e tentaram roubar a sua arma.
O soldado entrou em luta corporal com um deles, mas o criminoso pegou seu revólver e deu um tiro na cabeça do agente. A dupla levou a pistola ponto 40 da Polícia Militar. O PM foi levado ao Hospital das Clínicas, na capital. Seu estado é grave.
Na fuga, os bandidos roubaram o HONDA CIVIC de um sargento do Exército, que reagiu e foi baleado de raspão no braço.
Com o veículo, os bandidos atropelaram um homem de 69 anos e um adolescente, de 15. O idoso sofreu ferimentos leves. Já o jovem está internado em estado grave em SANTO ANDRÉ, no ABCD.
Depois de nova fuga, policiais militares conseguiram encontrar o veículo e começou uma perseguição que acabou quando os bandidos entraram em um posto de combustível desativado e passaram a atirar contra os agentes.
No revide, um dos criminosos foi baleado na cabeça e morreu no local. O outro suspeito acabou ferido no tórax e braço e está internado.

Policiais do Setor de Homicídios de GUARULHOS descobriram uma sexta vítima da chacina ocorrida na cidade da GRANDE SÃO PAULO, no sábado, dia 2 de janeiro, quando quatro pessoas foram mortas.
Trata-se de um homem que conseguiu fugir ileso do bar onde houve a matança. Os criminosos chegaram a atirar em sua direção, mas não conseguiram acertá-lo. Até hoje a polícia divulgava que no atentado somente um homem de 29 anos sobreviveu. Ele continua internado na UTI sem falar.
O sobrevivente será fundamental na investigação porque poderá dizer quantos criminosos participaram do crime e ajudar na identificação deles.
Hoje, a Secretaria de Segurança Pública confirmou que a Corregedoria da Polícia Militar instaurou inquérito para também apurar o caso. A corporação diz ter encontrado indícios de participação de policiais militares a partir de depoimentos de testemunhas.
A pasta negava que a corregedoria estivesse no caso, mas desde sábado já trabalhava na investigação, conforme fontes ouvidas pelo jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO. Testemunhas contaram terem visto um carro da Força Tática passando no local da matança com o farol desligado dez minutos antes do crime. Os PMs que estavam nesta viatura serão ouvidos ainda esta semana. Também foram encontrados no local cápsulas de pistola ponto 40, usada pelas forças do Estado.
Para a Polícia Civil, a chacina aconteceu em represália à morte do CABO PM FÁBIO FELIPE REBELATO NOCELLI RAMALHO, 30, executado três dias antes durante um roubo em uma loja próxima ao local das mortes.

CARLOS ROCHA, o CEARÁ, um dos delatores da OPERAÇÃO LAVA JATO, afirmou em depoimento à Justiça Federal que ALEXANDRE PADILHA, atual secretário municipal de Saúde de SÃO PAULO, ficaria com uma "parte" do laboratório LABOGEN caso desse certo a tentativa do grupo de virar fornecedor do Ministério da Saúde. PADILHA foi ministro da pasta durante o governo DILMA. CEARÁ disse ter ouvido a informação do doleiro ALBERTO YOUSSEF, para quem trabalhava. PADILHA negou a acusação com veemência.
"A LABOGEN seria dividida em quatro partes. Uma era de LEONARDO MEIRELLES, a segunda de ALBERTO YOUSSEF, baseada no débito que LEONARDO tinha para com ele, a terceira parte era do então ministro da Saúde ALEXANDRE PADILHA e de ANDRÉ VARGAS (ex-deputado do PT preso) e a quarta era do fundo de investimentos administrado por PEDRO PAULO LEONI RAMOS", diz o depoimento.
LEONARDO MEIRELLES era o dono do laboratório. Segundo CEARÁ, YOUSSEF usava o local para lavar dinheiro e tinha crédito a receber de MEIRELLES. O doleiro teria lhe dito que "iria fazer de um limão uma limonada" ao se referir ao negócio. A idéia era fazer do LABOGEN fornecedor do ministério. O então deputado ANDRÉ VARGAS teria ajudado o doleiro. Assim, a empresa teria conseguido celebrar uma parceria milionária com a pasta federal, mas não recebeu recursos porque o escândalo veio à tona.
Em sua delação, YOUSSEF mencionou uma reunião com PADILHA sobre o assunto na casa de VARGAS. O ex-ministro confirmou ter discutido o tema com o ex-deputado, mas negou qualquer irregularidade. Disse, na ocasião, não se recordar de qualquer reunião com o doleiro na residência do ex-petista.
Em nota, PADILHA classificou a vinculação de "absurda e irresponsável". "É imprescidível que os jornais se recordem que não foi encontrado nenhum vínculo do ex-titular da pasta a qualquer irregularidade, mesmo após sindicância do ministério concluída há quase dois anos, apuração concluída pela Controladoria-Geral da União e uma investigação da Polícia Federal, não tendo sido o ex-ministro arrolado em nenhuma investigação suplementar", afirmou o secretário municipal de Saúde.  

O ministro TEORI ZAVASCKI, do STF, determinou a notificação do presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, para se defender do pedido de afastamento do cargo que ocupa e do mandato parlamentar. A solicitação para tirar o peemedebista da liderança da Casa foi ajuizada pelo procurador-geral da República, RODRIGO JANOT. CUNHA terá dez dias para responder à Corte. ZAVASCKI determinou a notificação de CUNHA às vésperas do recesso do tribunal, no fim de dezembro. O deputado poderá ser intimado a partir do dia 7, quando os oficiais de Justiça do STF voltam a trabalhar. Mas o prazo para a defesa só pode começar a contar a partir de 1º de fevereiro, quando acaba o recesso do tribunal. O prazo para a defesa deve terminar apenas no dia 12 de fevereiro por conta do Carnaval. Segundo o procurador escreve na ação, CUNHA "vem utilizando o cargo em interesse próprio e ilícito unicamente para evitar que as investigações contra ele continuem". O deputado é investigado em dois inquéritos por suspeita de ser beneficiado no esquema de corrupção desvendado pela LAVA JATO.

O Ministério da Saúde divulgou hoje que existem 3.174 casos suspeitos de microcefalia no país relacionados ao zika viruas. Os dados fazem parte do primeiro informe epidemiológico de 2016. Os casos da doença em recém-nascidos, estão em 684 municípios. Pela primeira vez, está sendo investigado um caso no Estado do AMAZONAS. Também estão em apuração 38 mortes de bebês com microcefalia possivelmente relacionados ao zika. O Estado de PERNAMBUCO, continua com o maior número (1.185), o que representa 37,33%. SÃO PAULO continua com seis ocorrências.

A brasileira ALESSANDRA DE MORAES EMILIANO, 37, foi assassinada a tiros, no último sábado, dia 2 de janeiro, dentro da loja onde ela trabalhava, no município de SCHEREVILLE, em INDIANA, ESTADOS UNIDOS. O principal suspeito é o norte-americano RICHARD KALECKI, 49, ex-companheiro da vítima. Conforme publicou o jornal "CHICAGO TRIBUNE", o atirador foi encontrado morto, com um disparo na cabeça, em uma cidade vizinha, no dia seguinte. Para os investigadores, o caso se trata de violência doméstica, seguida de suicídio. Em 2012, o casal se separou após KALECKI ter sido acusado de abuso sexual infantil. ALESSANDRA é natural de DUQUE DE CAXIAS, no RIO.     

2 017     :      -       QUINTA-FEIRA
Sem obrigações para com o MMDC, onde retornaremos somente no dia 25, podemos dedicar o tempo às coisas caseiras, principalmente as relacionadas com minha biblioteca. Não são muitos os contatos para com os associados da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Tudo ficará para o nosso retorno em fins de janeiro.
Acontece que marquei um almoço na AOMESP nesta data com o MAURÍCIO e, por volta das 12 horas, estou no saguão do Corpo de Bombeiros, esperando-o. Cruzo com vários conhecidos no CB, entre eles o CORONEL PM SENDIN, Aspirante a Oficial de 1962. Depois de acertar problemas no BANCO DO BRASIL, no interior do CB, vamos para a Rua TABATINGUERA. Conversamos com o presidente da AOMESP, CORONEL PM JORGE GONÇALVES, CORONEL PM ANTÔNIO VICENTE, CORONEL PM MANOEL ABISSE NOGUEIRA, TENENTE PM NASCIMENTO e outros oficiais que ali se encontram. Há uma certa preocupação de todos eles com relação à política brasileira. Ninguém tem certeza de nada, mas todos esperam a prisão de LULA, conhecido ladrão internacional.
Após o almoço na AOMESP, numa tarde de temperatura de 36 graus, retorno a GUARULHOS. Sinto-me desanimado, com problemas físicos que exigem que vá deitar por volta das 15 horas. A minha idade está pesando muito.

Jovem de 16 anos (filho de um PM) foi sequestrado e assassinado. Cadê a ONU? Onde está Maria do Rosário agora?
05/01/2017
Um jovem de de 16 anos foi encontrado morto na noite de ontem após ser sequestrado por bandidos
(Patrícia Carvalho para o Diário do Brasil)
publicidade
Um assalto ocorrido na cidade de Umuarama provocou uma tragédia na família de um policial militar.
O garoto (filho do PM) foi assassinado com golpes de faca após ser torturado.
Ele teve uma orelha cortada, foi agredido na cabeça e seu corpo foi abandonado em uma propriedade rural.
Vagabundos sequestraram o menino logo depois de invadir e roubar a residência da família.
Após fugir levando o carro do PM, os delinquentes se envolveram em um acidente com outro carro.
Dentro do veículo (que foi abandonado) estavam os objetos da família e grande quantidade de munição calibre .40.
Um suspeito de 19 anos foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Umuarama.
Até quando iremos aguentar esse tipo de situação?
Destruíram mais uma vida. Destruíram mais uma família.
Vamos ver se nobres parlamentares como a deputada Maria do Rosário irá se pronunciar.
Será que a ONU vai pedir uma investigação e acompanhar esse caso?
E os direitos humanos?
Não dá mais para esperar uma resposta do sistema.
A PM tem que começar a ‘eliminar’ esse tipo de gente, digo, esse tipo de animal.
Esse papo de ‘ressocialização’ é utopia!

Um incêndio atingiu uma unidade industrial da VALE FERTILIZANTES e liberou densa nuvem de fumaça tóxica, nesta tarde, em CUBATÃO, no litoral de SÃO PAULO. O fogo atingiu um depósito de nitrato de amônio, produto químico usado na produção de adubos e defensivos agrícolas.
A empresa admitiu o risco para as pessoas. “Se respirada em grandes concentrações, pode causar irritação no nariz e no trato respiratório superior, além de tosse e dor de garganta”, informou.
A fábrica, empresas vizinhas e uma comunidade do entorno tiveram de ser evacuadas. Um cabo dos bombeiros que fazia o combate às chamas foi intoxicado e precisou ser socorrido. O fogo só foi controlado por volta das 19 horas. A Companhia Ambiental do Estado de SÃO PAULO (CETESB) já avalia a extensão dos danos ambientais. A empresa será autuada.
O incêndio teve início numa correia transportadora que alimenta o armazém da unidade de nitrato de amônio do Complexo Industrial de CUBATÃO, UNIDADE 2.
Cerca de 35 bombeiros de CUBATÃO, de cidades vizinhas e da GRANDE SÃO PAULO foram mobilizados no combate ao fogo. A nuvem de fumaça, que era vista do centro de SANTOS, tomou a direção da SERRA DO MAR. O incêndio causou congestionamento na Rodovia CÔNEGO DOMÊNICO RANGONI. Os acessos a CUBATÃO ficaram bloqueados. A Marinha fechou temporariamente o Canal do Porto de SANTOS.
Conforme nota da VALE, houve necessidade de evacuar, de forma preventiva, a comunidade da MANTIQUEIRA, onde vivem cerca de 450 pessoas, e que fica nas proximidades da fábrica.
O secretário adjunto de MEIO AMBIENTE DO ESTADO, ANTÔNIO VELLOSO, disse  que o material resultante da queima de nitrato de amônio é tóxico.  !Não há dúvida que houve prejuízo ambiental”.

Em disputa com a ex-mulher pela guarda do filho de 10 anos, o contabilista RODRIGO NOMURA GUERREIRO, de 43, foi preso ontem em JABOTICABAL, interior de SÃO PAULO, depois de ameaçar de morte, entre outras pessoas, duas juízas e uma promotora da cidade. Em uma rede social, ele escreveu que repetiria a tragédia de CAMPINAS, na noite do ANO NOVO, quando um homem matou 12 pessoas, entre elas a ex-mulher e o próprio filho, e se matou. “Vou fazer o mesmo que o cara de CAMPINAS fez. Vou matar todo mundo e me matar”, postou.
Como no caso de SIDNEI RAMIS DE ARAÚJO, o algoz de CAMPINAS que disputava a guarda do filho com a ex-mulher, GUERREIRO tenta obter na Justiça a custódia do filho, levado pela mãe para os ESTADOS UNIDOS. Nas postagens, além de ameaçar a ex-mulher, ele cita os nomes de duas juízas e de uma promotora da Comarca local e fala em invadir o Fórum para matar o maior número de pessoas.
GUERREIRO teve a ordem de prisão expedida pela Justiça paulista. De acordo com o delegado WANDERLEY SANTOS, quando os policiais o detiveram em sua casa, no JARDIM SÃO MARCOS, ele havia acabado de postar a última ameaça. Em sua página no Facebook, as postagens recentes foram apagadas. O homem foi autuado pelos crimes de ameaça, difamação e coação no curso do processo. GUERREIRO foi levado para o Centro de Detenção Provisória de TAIUVA.
Hoje, a Justiça converteu sua prisão temporária em preventiva – sem prazo determinado. Conforme o delegado, GUERREIRO é formado em Direito e já foi piloto de aviação, mas ultimamente trabalhava com o pai como contabilista. Ele já tinha várias passagens por situações de violência doméstica e responde a um processo criminal por suposta agressão a uma ex-namorada. Uma das juízas e a promotora citadas nas mensagens atuam nesse processo. “Ele foi enquadrado na LEI MARIA DA PENHA e tinha dois registros de ameaças contra o namorado de sua ex-mulher. Por isso, vinha sendo monitorado pela Polícia Civil”, disse
Até esta tarde, o suspeito não havia constituído advogado. Um familiar que pediu para não ser identificado informou que há um ano GUERREIRO tenta contato com o filho, levado pela mãe para os ESTADOS UNIDOS, e é impedido de falar com ele. A ex-mulher e a criança passaram a viver em BOCA RATON, na FLÓRIDA.
Na noite de 21 de dezembro, uma chacina já havia abalado a cidade de JABOTICABAL. Inconformado por não conseguir passar a noite com uma mulher, o cabeleireiro WILLIAM ROBERTO FERREIRA COSTA, de 27 anos, armou-se e invadiu a casa de prostituição, disparando contra quem estava no local. Seis pessoas morreram.

Após o massacre de 56 presos e fuga de 184, MANAUS foi atingida por uma onda de homicídios. Em 24 horas, foram registrados oito assassinatos na cidade, todos ligados ao tráfico, segundo informações da polícia. Em 2014, a média diária na capital amazonense foi de 2,7 homicídios dolosos, informa o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Entre os casos que podem ter ligação com a fuga dos presos está o de um homem identificado apenas como LÚCIO, que foi morto com 12 facadas, teve a cabeça decapitada e o corpo jogado em uma lixeira na zona norte de MANAUS. Segundo familiares da vítima, ele havia tido envolvimento com o tráfico, mas estava afastado havia quase um ano.
Além da onda de mortes, foram registrados furtos, roubos e tentativas de arrombamento, mas ainda não há balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do AMAZONAS, que montou uma força-tarefa para atuar na captura dos foragidos.
Apenas 18 dos 39 corpos indentificados de vítimas do massacre no Complexo Penitenciário ANÍSIO JOBIM (COMPAJ) já foram liberados pelo IML. De acordo com funcionários do IML, a unidade não está preparada para atender a essa demanda e, com isso, faltou material de trabalho, um dos fatores que contribuíram para a lentidão na identificação dos corpos.
Segundo um dos legistas, outro fator que está atrasando a identificação é que, como a maior parte dos detentos foi esquartejada, faltam pedaços dos corpos e isso impossibilita a liberação, mesmo após o reconhecimento por meio de fotos. De acordo com um funcionário “no dia do massacre faltaram luvas, gaze, foi um verdadeiro desespero para conseguir dar conta do que estava acontecendo naquele momento”.
As dezenas de informações, desencontradas foram o pior tormento de MARISA, mãe de um dos 60 presos assassinados na chacina. Segundo a dona de casa, do momento da primeira informação, horas após a festa do réveillon ocorrida no COMPAJ, até o reconhecimento do corpo do filho foram dois dias. “Eu não sabia de nada, a gente primeiro ficou na frente da cadeia, depois viemos para o IML, mas sem ter certeza de nada, e mesmo depois que tive certeza de que meu filho tinha morrido eu continuei sem ter muitas informações.”

Depois de um silêncio de quatro dias, o presidente MICHEL TEMER falou hoje pela primeira vez sobre a morte de 56 presos no complexo penitenciário em MANAUS e classificou o fato de “acidente pavoroso”. “Eu queria em uma primeira fala, mais uma vez solidarizar-me com as famílias que tiveram seus presos vitimados naquele acidente pavoroso que ocorreu no presídio de MANAUS. Nossa solidariedade, portanto, é uma solidariedade governamental e, tenho certeza, apadrinhada por todos aqueles que aqui se acham”, discursou TEMER, na abertura da reunião institucional do governo, acompanhado por um grupo de sete ministros. Ao longo dos últimos dias, o presidente foi pressionado por setores da sociedade e do próprio governo para se posicionar publicamente. O uso da expressão “acidente pavoroso”, porém, provocou uma onda negativa nas redes sociais, o que surpreendeu auxiliares palacianos. Diante da repercussão, o presidente recorreu a sua conta pessoal no TWITTER para defender o emprego da palavra “acidente”. “Sinônimos da palavra “acidente”: tragédia, perda, desastre, desgraça, fatalidade”, escreveu TEMER.
De acordo com o DICIONÁRIO HOUAISS, acidente é um “acontecimento casual, inesperado, fortuito” ou “qualquer acontecimento, desagradável ou infeliz, que envolve dano, perdão, lesão, sofrimento ou morte”.
Questionado sobre a expressão, o titular da Justiça, ALEXANDRE DE MORAES, evitou falar. “Ministro não comenta declaração de presidente”, desconversou.
Para a desembargadora do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO, IVANA DAVID, especialista em crime organizado, o presidente “foi muito infeliz nas declarações”. “Não houve acidente, não foi acidente. Houve um massacre com exposição de força e requintes de crueldade”, afirmou. O procurador de Justiça, MÁRCIO SÉRGIO CHRISTINO também considerou que “não houve um acidente, mas um desastre pavoroso”.    

RENAN É AFASTADO DA PRESIDÊNCIA DO SENADO PELO MINISTRO MARCO AURÉLIO MELLO, do STF.
A decisão é em caráter liminar (provisório), feito nesta quinta-feira, dia 5 de janeiro,.MELLO acatou pedido da REDE SUSTENTABILIDADE para que RENAN fosse afastado do cargo depois que virou réu, na última quinta , pelo crime de peculato.
À Folha o ministro disse que tomou a decisão já que o STF já tinha decidido, por maioria absoluta de seis votos, que réu não poderia ocupar A decisão é em caráter liminar (provisório). Mello acatou pedido da Rede Sustentabilidade, feito nesta quinta (5), para que Renan cargo na linha sucessória da Presidência.
“Depois disso veio fato superveniente: Renan se transformou em réu. Ele pode continuar no cargo? A Rede entrou no STF para esclarecer a questão. Diante do fato superveniente [Renan virou réu], eu dei a decisão.”
No despacho, o ministro do Supremo disse que a ordem deveria ser cumprida “com a urgência que o caso requer, por mandado, sob as penas da lei”.
Com o afastamento de Renan, deve assumir a presidência do Senado o atual primeiro-vice, Jorge Viana (PT-AC). O peemedebista ainda não se manifestou sobre o afastamento. Seu mandato no comando da Casa termina em fevereiro.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu nesta quinta-feira (5) o ex-senador Dan Coats para ser o diretor da inteligência nacional, disseram dois integrantes da sua equipe de transição, e assim ele coloca a sua marca na comunidade de inteligência norte-americana frequentemente criticada por ele.
O anúncio oficial era esperado para esta semana, à medida que Trump decide sobre alguns dos importantes postos que ele ainda precisa preencher, uma vez que ele se prepara para assumir a Casa Branca no dia 20 de janeiro.
Coats, 73 anos, é um conservador tradicional de Indiana que acaba de finalizar um mandato de seis anos no Senado. Ele foi também embaixador na Alemanha no governo republicano de George W. Bush.
Dois importantes integrantes da equipe de transição disseram que Trump havia escolhido Coats. Separadamente, uma fonte próxima ao grupo de transição afirmou que Trump também considerara o governador de Nova Jersey, Chris Christie, para o cargo, mas Christie preferiu não assumí-lo.
Trump manifestou várias vezes as suas dúvidas a respeito da avaliação da comunidade de inteligência de que a Rússia havia participado de ação hacker durante a campanha presidencial.
Nesta sexta-feira, ele vai receber informações de autoridades norte-americanas sobre as descobertas da inteligência em relação ao tema na Trump Tower em Nova York.
Algumas autoridades de inteligência receberam bem a escolha de Coats nesta quinta, dizendo que esperavam que a indicação fosse um sinal de que Trump busca reparar relações com a comunidade de inteligência após meses de desavenças por conta da avaliação de que a Rússia tentou influenciar a eleição de 2016 com a ação hacker.

A FRANÇA iniciou hoje uma série de homenagens para marcar os dois anos dos atentados de janeiro de 2015 em PARIS e MONTROUGE. Os ataques, perpetrados por jihadistas em nome dos grupos terroristas AL-QAEDA e ESTADO ISLÂMICO, marcaram o início da onda terrorista que atingiu o país nos últimos dois anos. As primeiras cerimônias foram realizadas nas antigas instalações do semanário satírico CHARLIE HEBDO e no mercado judaico atacado em PARIS.
As cerimônias de 2017 começaram dois dias antes do aniversário a pedido das famílias de vítimas e sobreviventes, que preferiram a discrição e o convívio familiar na data exata do primeiro ataque, no dia 7 de janeiro de 2015.
O ministro do Interior, BRUNO LE ROUX, e a prefeita de PARIS, ANNE HIDALGO, visitaram três locais de atentados, onde 17 pessoas morreram. Sem discursos, as solenidades foram rápidas e sem teor político. Três jornalistas do CHARLIE HEBDO, MAKIRA BRET, ERIC PORTHEAULT e RISS depositaram flores junto a uma placa comemorativa inaugurada no ano passado que simboliza as 11 pessoas que morreram no 11º distrito de PARIS.
Ao lado de famílias, LE ROUX e ANNE HIDALGO deixaram ramalhetes e fizeram um minuto de silêncio em cada um dos locais. Minutos depois, o mesmo procedimento foi repetido no local em que o policial AHMED MERABET foi assassinado na rua por um dos dois terroristas que atacaram a redação da publicação. Em seguida, uma solenidade foi realizada no mercado judaico HYPER CACHER situado me PORTE DE VINCENNES, no leste de PARIS, onde três clientes e um funcionário foram mortos por terceiro terrorista.
“É uma péssima lembrança. Mas é uma oportunidade para mostrar a eles que somos mais fortes”, afirmou LASSANA BATHILY, 36 anos, funcionário do mercado que salvou dezenas de clientes ao trancá-los em uma câmara frigorífica enquanto o terrorista atirava.
Depois dos atentados de PARIS, a FRANÇA voltou a ser alvo de grandes ataques perpretados em nome do ESTADO ISLÂMICO em novembro de 2015 em PARIS e SAINT DENIS, com saldo de 130 mortos e 413 feridos, e em julho de 2016, em NICE, ação que deixou 86 mortos e 434 feridos.

Os ataques lançaram o país em um regime de exceção, o estado de emergência, que amplia os poderes da polícia, do Ministério Público e da Justiça e já dura 14 meses.
Em alerta máximo de risco de ataque terrorista, mais de 7 mil agentes das forças de segurança foram mobilizadas no final do ano para vigilância após o atentado contra uma feira natalina em BERLIM, no início de dezembro, cuja autoria também foi reivindicada pelo ESTADO ISLÂMICO.
Segundo JEAN-MARC FALCONE, diretor-geral da Polícia Nacional, a ameaça de novos atentados continua muito elevada. “Nossos serviços de inteligência analisam cotidianamente o estado de ameaça. Há vários meses, ela permanece muito elevada, não só na FRANÇA, mas também em outros países europeus que participam da coalizão (contra o EI), avaliou FALCONE.
Desde os atentados de 2015, o presidente da FRANÇA, FRANÇOIS HOLLANDE, teria ordenado a perseguição e a morte de mais de 40 cidadãos franceses que se juntaram ao grupo terrorista no IRAQUE e na SÍRIA. As execuções extrajudiciais foram reveladas pelo jornal LE MONDE e provocam polêmica no país.

As Forças Armadas iraquianas, apoiadas por uma coalizão liderada pelos ESTADOS UNIDOS, anunciaram hoje ter retomado cerca de 70% do território leste da cidade de MOSSUL, área dominada pelo grupo EI. O TENENTE-GENERAL TALIB SHAGHATI, chefe do serviço de combate ao terrorismo que lidera a campanha de retomada da cidade do norte do país, disse que moradores estavam cooperando para expulsar os extremistas da área.

Um carro-bomba explodiu fora de um tribunal na cidade de IZMIR, oeste da TURQUIA, matando um policial e um funcionário da corte. Outras 11 pessoas ficaram feridas e dois suspeitos do crime foram mortos pela polícia – um terceiro teria conseguido fugir. O governo turco atribuiu a autoria do ataque ao grupo extremista curdo PARTIDO DOS TRABALHADORES DO CURDISTÃO (PKK).
“Os primeiros elementos indicam que o PKK está por trás do ataque”, afirmou EROL AYYILDIZ, prefeito de IZMIR, a terceira maior cidade da TURQUIA. Até esta noite, nenhum grupo havia reivindicado a autoria do atentado. O vice-premiê turco, VEYSI KAYNAK, afirmou que a grande quantidade de armas e explosivos encontrados na região indica que um atentado muito maior estava sendo planejado.
As autoridades turcas estão em alerta desde o ataque que deixou 39 mortos na boate REINA, em ISTAMBUL, durante a celebração do ANO NOVO. Novas prisões foram feitas hoje, mas o suspeito de ser o atirador continua foragido. Alguns dos suspeitos de ter ligação com o atentado à boate foram detidos em IZMIR e na cidade de KONYA.
Um tribunal de ERZURUM condenou hoje o CORONEL MURAT KOLÇAK, e o comandante do Exército MURAT YILMAZ a prisão perpétua por sua participação no fracassado golpe de Estado de julho, informou o jornal BIRGUN. Os militares serviam como altos comandantes em ERZURUM, província onde nasceu o clérigo islamita FETHULLAH GULEN, a quem ANCARA acusa de orquestrar o levante. São as primeiras condenações desde o golpe.