sábado, 14 de janeiro de 2017

RELATÓRIO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC: DEZEMBRO DE 2016

01 DE DEZEMBRO DE 2016     :    -   QUINTA-FEIRA
O Comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque, TENENTE-CORONEL PM FERNANDO ALENCAR MEDEIROS, bem como os demais policiais, tem a honra de convidar Vossa Excelência/Senhoria e distinta família para a solenidade alusiva ao 125º Aniversário do Batalhão “TOBIAS DE AGUIAR”, oportunidade em que será realizada a outorga da MEDALHA DO CENTENÁRIO DA UNIDADE. 
Vamos para o MUSEU MILITAR na parte da tarde. Encontramos a MARINEI já cuidando dos nossos próximos eventos: dia 22, entrega da MEDALHA DRÁUSIO e dia 23, entrega do COLAR DA VITÓRIA. Mas, antes disso, no dia 9 de dezembro vamos ter algumas situações bem preocupantes: a possível criação do NÚCLEO MMDC-TJM “ROMÃO GOMES”, o JÚRI SIMULADO na FACULDADE DAS AMÉRICAS e também a entrega do cobiçado COLAR GUILHERME DE ALMEIDA. Ainda não sei como irei conseguir dar conta do calendário.
Também temos problemas com a entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO numa solenidade programada pelo Comandante do 50º BPMM. Está marcada para o dia 7 de dezembro e os diplomas ainda não foram confeccionados. Converso, via fone, com o TENENTE-CORONEL PM CELSO APARECIDO RODRIGUES. Precisa ele refazer a lista dos condecorados e tratar do registro dos diplomas no Conselho de Honrarias é Mérito. MARINEI está preocupada com esse evento.
Permaneço até mais tarde no MUSEU MILITAR, a fim de ir ao Aniversário do 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”.
Por volta das 18 horas, chega o THALES SANCHES, acompanhado de sua professora. Irão jantar no Serviço de Subsistência da PMESP e depois irão ao !º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”.
Nesta noite acontece o 125º Aniversário da Unidade. A autoridade maior ao evento é o PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR JUIZ SILVIO HIROSHI OYAMA. Mas ele logo se retira e então passa a ocupar o lugar de honra o SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO. Merece destaque a presença do DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA e também o vereador CAPITÃO PM CONTE LOPES.
O CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA responde pelo Comandante Geral, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI.
Entre os presentes: CORONEL PM GILBERTO TARDOCHI DA SILVA, CORONEL PM DIMITRIOS FYSKATORIS, CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO. CORONEL PM MAURO LOPES DOS SANTOS, CORONEL PM LUIZ HENRIQUE DI JACINTHO SANTOS, CORONEL PM JOÃO SILVA SOARES CASTILHO.
As solenidades do 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR” sempre emocionam. SIDNEI LOBO PEDROSO está presente e vai me levar até a ARMÊNIA. Chego em casa depois das 22 horas.
Por volta das 23 horas, surpreendentemente, recebo um telefonema da MARINEI CHALUB. Anuncia o falecimento do procurador de Estado LAURO RIBEIRO ESCOBAR, nosso velho conhecido. Ele foi Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito. Notabilizou-se pelo seu alto conhecimento de brazões e bandeiras (vexolólogo). Foi o autor da bandeira da cidade de SÃO PAULO e de mais outras 300 bandeiras. Pertencia ao Conselho Cívico e Cultural da Associação Cultural. Seu filho é o JUIZ LAURO RIBEIRO ESCOBAR FILHO, do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR.
MARINEI comunica-me que a família está solicitando que o velório seja realizado no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Vamos autorizar que isso se realize.

02 DE DEZEMBRO DE 2016     :   -   SEXTA-FEIRA.  
História da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.
Foi criada em 1986, na gestão do prefeito Jânio da Silva Quadros, através da Lei Municipal Nº 10.115, de 15 de setembro daquele mesmo ano.
A primeira turma, composta por cento e cinqüenta agentes, se reunia no prédio onde hoje funciona o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), na Rua Pedro de Toledo, uma vez que o comando da corporação não tinha sede própria.
Nesse local, os guardas recebiam as ordens do dia e seguiam para seus postos de trabalho, a pé ou de ônibus. Eles trabalhavam em grupos de apenas cinco homens, pois o número de armas não era suficiente para atender o efetivo.
Vale lembrar que as armas eram emprestadas do Exército Brasileiro.
O primeiro curso de aperfeiçoamento operacional dos agentes da Guarda Civil Metropolitana durou trinta dias. Eles recebiam orientações teóricas e práticas, ligadas às suas atividades do dia-a-dia, como, por exemplo, educaç
Quanto à graduação, os cargos evoluíam da seguinte forma: GCM (Guarda Civil Metropolitano); CE (Classe Especial), CD (Classe Distinta); Segundo Inspetor e Primeiro Inspetor. Os demais cargos eram de confiança: Inspetor Chefe Regional, Inspetor Chefe de Agrupamento e Inspetor Chefe Superintendente.
O lema da Guarda Civil Metropolitana

ÉM
AMIGA, PROTETORA E ALIADA e se caracteriza pela filosofia de proteção Comunitária, Moderna e Preventiva.

Chegamos na Câmara Municipal de São Paulo um pouco depois das 18 horas. Somos recebidos com muita fidalguia pelo Inspetor de Agrupamento GILSON MENEZES, Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana. Encontramos vários outros inspetores já nossos conhecidos, o Professor ADILSON CÉZAR, Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito; FERNANDO MORENO, Presidente do Conselho Fiscal da Socidade Veteranos de 32-MMDC; MAURÍCIO KIRILOS e sua noiva; SARGENTO TARCÍSIO, RODRIGO GUTENBERG, ROBERTO CARLOS MENDES, enfim muitos amigos que vêm prestigiar essa sessão solene. O Deputado Estadual CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA vai presidir a sessão. Ele abre os trabalhos desta noite. O Coral da GCM vai cantar o HINO NACIONAL BRASILEIRO. Faz uso da palavra o Professor ADILSON CÉZAR. Na sequência vai ser entregue a MEDALHA BANDEIRANTES:
DIPLOMA
O Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana INSPETOR DE AGRUPAMENTO GILSON MENEZES, no uso de suas atribuições legais, atendendo ao Disposto no Decreto Nº 50.864, de 17 de setembro de 2009, Art 3º, Inciso IV, outorga, nesta data, a MEDALHA BANDEIRANTES ao Excelentíssimo Coronel da Polícia Militar
MARIO FONSECA VENTURA
Por ter se destacado em ações benéficas à sociedade paulistana.
São Paulo, 02 de dezembro de 2016
Inspetor de Agrupamento GILSON MENEZES
COMANDANTE GERAL DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA
Outras importantes condecorações internas, como a MEDALHA CRUZ DA SABEDORIA e CRUZ DE SANGUE são entregues a componentes da GCM. O ambiente é de plena confraternização e assim vai se encerrar o ato.
SIDNEI LOBO PEDROSO está presente nesse final de evento. Ele vem conversar sobre o JÚRI SIMULADO DO PROCESSO MMDC-1932, na FACULDADE DAS AMÉRICAS, em 9 de dezembro. Quer a participação do coral da GCM. O INSPETOR GILSON MENEZES o atende prontamente, mas se verifica que o coral e a banda da GCM já foram envolvidos numa outra solenidade, na Câmara Municipal, no mesmo horário, isto é, 19 horas. E nesses dois eventos contam com a minha presença. No aso da Câmara Municipal o ato se reveste de uma importância maior: a entrega, pela primeira vez, do COLAR GUILHERME DE ALMEIDA. Faço ver ao SIDNEI, que, provavelmente, não poderei estar presente no JÚRI SIMULADO. Ele naturalmente fica aborrecido com isso.
MARINEI CHALUB, gentilmente, transporta-me para casa. Vai encerrar uma data que muito lhe exigiu. Ela teve papel preponderante, desde ontem, na morte de LAURO RIBEIRO ESCOBAR, atendendo com excepcional carinho a família. Diz ela que amanhã irá até ARARAQUARA. É que seu filho LUCAS está desocupando uma casa onde morou durante bom tempo. Admiro o esforço dela: procura cumprir as obrigações de seu trabalho e se desdobra para atender a família.

05 DE DEZEMBRO  DE  2016      :    -     SEGUNDA-FEIRA
Pela manhã, passo no CENTRO ODONTOLÓGICO. Converso com o MAJOR Dent PM GILBERTO e acerto com ele a data de 23 de dezembro para, no anfiteatro do C.Odont. realizar a entrega do COLAR DA VITÓRIA. O almoço da Vitória acontecerá no S. Subs. da PMESP. No ano passado, em 17 de dezembro, já realizamos a entrega do Colar no C.Odont. encerrando as atividades daquele ano. Agora, em 2016, faremos a mesma coisa.
Depois, vou ao MUSEU MILITAR. Na sala destinada aos trabalhos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, encontro o CORONEL PM BAIA conversando com MARINEI CHALUB. Ele deverá assumir um cargo importante na Diretoria Executiva, a de tesoureiro. No começo irá cuidar dos associados, principalmente daqueles que “esquecem” com suas obrigações de saldar seus compromissos estatutários. Irá angariar mais associados para o MMDC e trabalhará no sentido de que possamos ter um desconto em folha de pagamento. Se isso acontecer, poderemos trabalhar bem mais aliviados. O grande problema da Sociedade é a inadimplência.
MAJOR PM NATANAEL manda um email explicando que irá acontecer entrega de Medalhas em JUNDIAÍ no dia 6 de dezembro. Será na Loja Maçônica ARLS MAESTRO VITTÓRIO BARBIM. Acontece que também haverá entrega de medalhas na Assembleia Legislativa, no mesmo horário, ou seja, à noite. O Núcleo MMDC-JUNDIAÍ “TREM BLINDADO” representará o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Nas últimas entregas de medalhas da Sociedade, na Assembleia Legislativa, houve muita confusão. Há dezenas de diplomas que não foram registrados pela Sociedade. MARINEI está totalmente perdida nessa situação. Hoje a SARGENTO ROSALIN manda relações para que ela faça o registro, mas isso é impossível fazer virtualmente, pois a MARINEI precisa assinar o registro. Determino ao MAJOR PM NATANAEL que não se entregue mais medalhas da Sociedade na Assembleia Legislativa. Na última sessão solene foi um vexame: não haviam as medalhas e nem os diplomas, sendo tudo improvisado de última hora e de maneira ridícula.
WILLIAM MASCARENHAS passou de manhã pelo Conselho de Honrarias e Mérito e conseguiu registrar os diplomas da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO que será entregue no dia 7 de dezembro numa solenidade programada pelo 50º BPMM. Depois, ele foi até à ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO e colheu as assinaturas do CAPITÃO PM LUIZ HUMBERTO CAPARROZ, Secretário da Medalha. Assino todos esses diplomas e a MARINEI irá providenciar o registro devido.
Conversamos sobre o almoço de confraternização que acontecerá amanhã na Associação Comercial. O CONSELHO CÍVICO E CULTURAl está encerrando as suas atividades em 2016. MARINEI irá comigo nesse almoço.
Às 16 horas, ela me leva em seu carro para GUARULHOS. Nesse último final de semana, no sábado, MARINEI e WANDER foram para ARARAQUARA a fim de arrumar a kitchnete onde o seu filho LUCAS permaneceu morando durante um bom tempo. Pintaram as dependências do imóvel na madrugada de sábado para domingo. LUCAS irá cursar em 2017 o último ano de Faculdade naquela cidade e se formará engenheiro químico.  

06 DE DEZEMBRO DE 2016     :      -     TERÇA-FEIRA
Por volta das 11 horas chega MARINEI CHALUB. Vamos para a RUA BOA VISTA, sede da Associação Comercial. O trânsito prejudica muito o nosso deslocamento. Com isso, chegamos ao 12º andar da AC, quando os integrantes do CONSELHO CÍVICO E CULTURAL já estão iniciando o almoço de confraternização por ocasião do fim do ano. Ali cumprimentamos o presidente da Associação Comercial, ALENCAR BURTI; o coordenador do Conselho, doutor ADOLFO BOLIVAR SAVELI e também os conselheiros: FRANCISCO GIANNOCCARO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, WADIR ABDALLAH, GIAN BATISTA DI SERRA, HELIODORO, RESENDE, ALEXANDRE PRESTO, GIL, MAJOR PM PICOLLI, OGG POZZOLI, BIZARRO, VILMA, BEATRIZ, FRANCES DE AZEVEDO, ANA, MIRIAM, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, ELOI, MALCOLM FOREST. Vários conselheiros estão acompanhados de suas esposas.
Muitos se pronunciam sobre esse momento onde lembramos os 14 anos de existência do Conselho. São lembranças agradáveis e podemos dizer que essas horas desse encontro são marcantes. Em maio de 2002, quando estávamos comemorando os 70 anos da Revolução, um pequeno grupo se reuniu na Associação Comercial, para formar uma Comissão para os festejos do Movimento Constitucionalista de 32.
Passam das 15 horas quando deixamos a Associação Comercial. MARINEI vai para sua residência e eu procuro passar as horas até ir para a Assembléia Legislativa, onde temos nesta noite mais uma sessão solene de entrega de medalhas dos núcleos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, proporcionada pelo Deputado Estadual CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA. Estão presentes no Auditório TEOTÔNIO VILLELA: MAJOR PM NATANAEL, WALTER MELO DE VARGAS, CAMILA GIUDICE, VALÉRIA, 2º SARGENTO PM ROSALIN, JOSÉ GENTÁLIA, CORONEL PM JOSÉ PAULO MARCOLINO, bem como os homenageados desta noite, familiares e convidados.  
Núcleo MMDC Leste da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
LISTA POR ETAPAS DE ENTREGAS AOS HOMENAGEADOS

1ª ETAPA: (Ocorrência de Destaque –Prisão em Flagrante de Quadrilha Diversos Roubos no Interior de São Paulo)
Sd PM Renato Luiz Santiago Filho      - 1ª Cia do 26°BPM/I -  Mogi guaçu – Mérito Constituc
Sd PM Tiago de Figueiredo Nogueira - 1ª Cia do 26°BPM/I -  Mogi guaçu – Mérito Constituc
2ª ETAPA: (Medalha Heróis de 32)
Dra. Maria Clementina de Souza - Delegada da Delegacia do Idoso
Dr. Giudiseppe Fagotti - Auditor do Tribunal Desportivo da Federação Paulista de Judô
Sr. Carlos Alberto Lucas de Lima – Eagle Segurança - Mérito Constituc
3ª ETAPA:
Cb PM Daniel Domiciano Cajueiro – Valor Constituc Esplendor São Miguel
Cb PM Davi Alexandre Guimarães – Valor Constituc Esplendor São Miguel
Cb PM Adriana Paula dos Santos – Valor Constituc Esplendor São Miguel
Sd PM Claudemir da Fonseca – Mérito Constituc
Cb PM Evandro Rodrigo Oliveira da Silva – Constitucionalista – Soc Vet 32-MMDC
Cb PM Eliel Rodrigues da Silva – M.M.D.C. – Soc Vet 32-MMDC
4ª ETAPA:
***( Medalhas da ABFIP: Dr. Walter) ***
5ª ETAPA:
***( Medalhas da ABFIP: Dr. Walter) ***
“Pro Sancto Paulo Fiant Eximia”- “Por São Paulo, Façam-se Grandes Coisas”
A delegada MARIA CLEMENTINA DE SOUZA discursa e declara que está se filiando à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Depois da sessão solene, o DEPUTADO TELHADA reúne em seu gabinete: CORONEL PM VENTURA, MAJOR PM NATANAEL, HERNNANNY GUTIERRES, WÁLTE MELO DE VARGAS, 2º SARGENTO PM ROSALIN, a fim de traçar planos futuros com relação às sessões solenes de entrega de honrarias. A última sessão solene de 2016 acontecerá no dia 13 de dezembro. Depois só retornaremos à Assembleia Legislativa em fevereiro de 2017
Deixamos depois das 22 horas o gabinete do TELHADA e o MAJOR PM NATANAEL e SARGENTO ROSALIN fazem a gentileza de me transportarem até GUARULHOS.

Nesta noite, na ARLS MAESTRO VITTORIO BARBIN, Rua GUILHERME SCHULLER, JARDIM PLANALTO, em JUNDIAÍ, também se realizou solenidade para Entrega de Medalhas do NÚCLEO MMDC-LESTE e da própia Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A organização ficou a cargo do CORONEL PM REDCLIFF SIERRA DOS SANTOS, daquela Loja Maçônica. O Presidente do MMDC foi representando pelo Núcleo MMDC-JUNDIAÍ “TREM BLINDADO”.
COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA (MMDC-LESTE)
CABO PM LEANDRO RODRIGUES
MEDALHA MÉRITO CONSTITUCIONALISTA (MMDC-LESTE)
ARLS ETERNA LUZ Nº 3043 – TAMBAÚ
MEDLHA VALOR CONSTITUCIONALISTA ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL (MMDC-LESTE)
JOSÉ ARI BARBIN
GUARACI ALVARENGA
MARCELO DE MELO
ALEXANDRE RIBEIRO MUSTAFÁ
2º SARGENTO PM CESAR AUGUSTO CARDOSO DA CRUZ
2º SARGENTO PM VALDEMIR LUIZ DO NASCIMENTO
SOLDADO PM ALESSANDRO KLAUMANN AGUENA
MEDALHA MMDC (SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC)
BENEDITO CARLOS SBOMPATTO DE CAMPOS
LUÍS OSVALDO MONTEIRO BORTOLATO
ALISSON RICARDO RIBEIRO TANAKA
CAPITÃO PM ERCI REIMBERG
SOLDADO PM WILLIANS BARRO DE LIMA
GRUPO ESCOTEIRO DOM GABRIEL  - 57º/SP
MEDALHA CONSTITUCIONALISTA (SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
LUÍS GUSTAVO VENERE MURATA
GESLEY RIBEIRO FRANCO

07 DE DEZEMBRO DE 2016      :     -       QUARTA-FEIRA
Minha manhã é complicada. Levanto com um princípio de labirintite. Isso prejudica muito os meus trabalhos no computador. Embora não esteja bem, depois das 13 horas vou para o MUSEU MILITAR. Ali, encontro MARINEI CHALUB aprontando o registro dos diplomas das medalhas que serão entregues na solenidade marcada para 16 de dezembro. O Presidente do Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO” encontra-se na sala onde MARINEI trabalha. RODRIGO GUTENBERG é um batalhador. Organizou a lista de autoridades para serem condecoradas em 16 de dezembro e faz parte dos trabalhos do JÚRI SIMULADO, ao lado do SIDNEI LOBO PEDROSO, organizador do evento.
Face a dois compromissos muito especiais na sexta-feira: criação do NÚCLEO MMDC-TJM “CORONEL JUIZ ROMÃO GOMES”, no Tribunal de Justiça Militar (evento marcado para 15 horas) e a entrega do COLAR GUILHERME DE ALMEIDA, na Câmara Municipal (às 19 horas), não poderei ajudar no evento do JÚRI SIMULADO. O RODRIGO GUTENBERG representa-me nessa importante realização. Também irá fazer parte dos trabalhos do JÚRI  SIMULADO o CAPITÃO PM SÉRGIO MARQUES.  Ainda ontem, na Assembléia Legislativa, o CORONEL PM FRANCO NASSARO, Chefe da Seção de Comunicações Sociais da PMESP, confirmou a presença dos lanceiros no JÚRI SIMULADO, que acontecerá na FACULDADE DAS AMÉRICAS, na rua
MARINEI aprontou o registro dos diplomas da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, que será entregue logo mais na solenidade programada pelo 50º BPMM, que está completando hoje oito anos de fundação.
Por volta das 16 horas, chega o PM ZACARIAS, motorista da viatura que irá me conduzir até o local da solenidade do 50º BPMM, em PARELHEIROS. i
Na POUSADA E LAZER RINCÃO, Avenida JACEGUAVA, 2222, CASA GRANDE, somos recepcionados pelo TENENTE-CORONEL PM CELSO APARECIDO RODRIGUES e demais oficiais do 50º BPMM. Conhecemos os proprietários da POUSADA e demais autoridades convidadas para participar do 8º Aniversário de criação da Unidade.
Comparece o CORONEL PM MARCUS VINÍCIUS VALÉRIO, Comandante do Policiamento de Área 10 e demais oficiais de outros batalhões subordinados ao CPA/M-10.
Após a leitura do Boletim alusivo à data, pelo TENENTE-CORONEL PM CELSO, vai ser procedida a entrega de prêmios aos componentes do batalhão, que se destacaram em ocorrências de vulto. E, na sequência a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
50º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO
LISTA DE INDICADOS
MEDALHA PEDRO DE TOLEDO
Soldado PM Abinadabe Martins de Almeida;
Cabo PM Adeildo Sabino;
Doutora Adele Bartolucci;
Doutora Alene Watanabe Ribeiro;
Cabo PM Antonio Carlos Silva de Almeida
Capitão PM Claudio Ferreira Crispim,
Cabo PM David dos Santos;
Cabo PM Eduardo da Costa.
2º Sargento PM Espedito Santos Silva
1º Sargento PM Fabiano Camargo Neto;
Soldado PM Fabiano de Oliveira Souza Faustino;
1º Tenente PM Fernando Teodoro Lopes da Silva,
Soldado PM Frank da Silva de Souza;
Tenente Coronel PM Gerson Ferreira da Silva Filho,
Senhor João Kunze;
Senhor Jorge Akyoshi Jogo,
Cabo PM José Eduardo Vieira da Silva;
Cabo PM José Francisco de Souza Neto;
Major PM José Inaldo Lima de Freitas Junior,
Soldado PM Juliana Conceição de Andrade;
Doutor Odelio Antonio de Lima
Cabo PM Katia Maria Justino Santiago Paiva;
Cabo PM Luiz dos Santos;
Cabo PM Marcelo Lucas da Costa;
Tenente Coronel PM Márcio da Silva,
Senhora Marisa Santilli;
Major PM Marlon Luiz de Souza da Silva,
1º Sargento PM Maurício Felício;
Capitão PM Pablo Pilon Camasano;
Inspetora GCM Regina Carla Innocencio Andrade de Souza;
3º Sargento PM Renato Luiz Santiago;
Senhora Vilma Akyoshi  Jogo.
São Paulo, 01 de dezembro de 2016.

CELSO APARECIDO RODRIGUES
 Tenente Coronel PM Comandante
Ainda vamos ter o bolo de aniversário e as fotos de praxe. Mas já são mais de 21 horas e GUARULHOS não fica nada perto de PARELHEIROS. O PM ZACARIAS, acompanhado de outro soldado do 50º BPMM, trazem-me de retorno ao meu lar.


08 DE DEZEMBRO DE 2016
O mês de dezembro está transcorrendo de uma maneira muito rápida. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC vai encerrando um ano de grandes acontecimentos, talvez aquele que mais eventos aconteceram. Estamos atravessando uma fase de pleno desenvolvimento e ainda hoje teremos uma reunião no Monumento Mausoléu, por volta das 15 horas, onde iremos lançar um Núcleo que empolgará o MMDC no ano que vem. É a criação da ACADEMIA CULTURAL, onde iremos colocar a CAMILA GIUDICE como presidente. Amanhã, dia 9, teremos a criação do NÚCLEO MMDC-TJM “CORONEL ROMÃO GOMES”, um marco importantíssimo nos destinos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ainda amanhã, depois de quatro anos de luta, veremos realizada a entrega do COLAR GUILHERME DE ALMEIDA. Será lançado pela Câmara Municipal de SÃO PAULO, com nuances desvirtuadas daquela que idealizamos no famoso encontro entre o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e o advogado JOSÉ D´AMICO. Outras pessoas se acham criadoras do Colar e deturparam nossas intenções iniciais.

MARINEI CHALUB vem me buscar às 14 horas. O trânsito é emperrado e não chegamos às 15 horas no Obelisco. Ali já se encontram: CAMILA GIUDICE, HÉLCIO DALLARI, RODRIGO GUTENBERG, MARCELO KOVACS, THALES SANCHES.
Não vamos lançar hoje aquele que seria o 57º Núcleo. Isso acontecerá na solenidade de entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, em 16 de dezembro, que está sendo preparada pelo NÚCLEO MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”, cujo presidente irá ajudar a CAMILA GIUDICE nesse empreendimento gigantesco. É que o futuro NÚCLEO MMDC ACADEMIA CULTURAL deverá ter 32 cadeiras. Cabe ao futuro núcleo colocar as pessoas certas nessas cadeiras.
Passam das 16 horas quando vamos deixar o OBELISCO. MARINEI transporta-me até GUARULHOS.

09 DE DEZEMBRO DE 2016    :     -      SEXTA-FEIRA
Minha luta no MMDC é, às vezes, muito difícil pela incompreensão de certas pessoas. Não conhecem a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e não sabem o grande trabalho que tivemos nesses anos todos, no sentido de não fechar a Instituição. Pelo contrário, conseguimos dinamizar o ideal de 32, espalhando a história do Movimento Constitucionalista aos quatro cantos do Estado. Hoje iremos criar o 57º Núcleo da Sociedade, justamente no TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR. Vamos imortalizar o nome do CORONEL ROMÃO GOMES, que foi o Comandante da COLUNA INVICTA nas lutas acontecidas na divisa de SÃO PAULO com MINAS GERAIS em 1932.
MARINEI CHALUB vem me buscar às 13:30 horas. Chegamos cedo no TJM. Ali já se encontram o MAURÍCIO KIRILOS e sua esposa. O CAPITÃO PM NEWTON KOBA KAGE, Chefe da Assistência Militar do Tribunal de Justiça Militar será empossado como Presidente do novo núcleo.
Vamos ao gabinete do Presidente do TJM, Juiz SILVIO HIROSHI OYAMA, que será o Presidente de Honra do Núcleo. Contamos com a presença dos parentes do CORONEL ROMÃO GOMES: ELAINE GOMES e ÉDSON ROMÃO GOMES. Assistem o ato de criação do Núcleo: ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, Presidente do Núcleo do TRIBUNAL DE CONTAS; Comendador ROBERTO CARLOS TEIXEIRA MENDES, Diretor do Núcleo do MMDC do TRIBUNAL DE JUSTIÇA “´PRÍNCIPE DOS POETAS PAULO BOMFIM”; TENENTE-CORONEL PM ANDERSON LIMA DE OLIVEIRA, Diretor dos Núcleos MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32” e MMDC-JUNDIAÍ “TREM BLINDADO”.
Após a nomeação do presidente do Núcleo MMDC-TJM “CORONEL ROMÃO GOMES”, o CAPITÃO PM NEWTON KOBA KAGE nomeia os demais integrantes do núcleo.

Após momentos importantíssimos no TJM, onde o Presidente Juiz SÍLVIO HIROSHI OYAMA merece toda a nossa admiração pelo apoio dado ao nosso trabalho, vamos à Câmara Municipal de São Paulo. Desde 2013 estamos aguardando o desfecho da criação do COLAR GUILHERME DE ALMEIDA. A idéia nasceu antes, na  esquina das Ruas ANITA GARIBALDI e TABATINGUERA, numa conversa de algumas horas com o advogado JOSÉ D´AMICO.
Antes de levar a ideia para a Câmara Municipal, tentamos criar a medalha pela Prefeitura de São Paulo. Não conseguimos face ranços ideológicos que contaminam o País nos tempos atuais. Julgaram que o Movimento Constitucionalista não era merecedor de ter o COLAR GUILHERME DE ALMEIDA, o Príncipe dos Poetas e ferrenho lutador da causa contra a ditadura VARGAS. Em 2012, JOSÉ D´AMICO e eu solicitamos o empenho do Vereador REIS na construção do nosso ideal. Depois de mais de quatro anos transcorridos, finalmente o COLAR GUILHERME DE ALMEIDA é uma realidade.
Na Câmara Municipal encontramos vários conhecidos e todos que participam do Conselho do COLAR GUILHERME DE ALMEIDA. Lamentável que não se segue as regras de imposição de honrarias, mas esse é um ponto superável pela importância da criação do COLAR GUILHERME DE ALMEIDA.
ROTEIRO
Cerimônia:                  Sessão Solene de entrega do Colar Guilherme de Almeida.
Ø                              Data:                                    09/dezembro/ 2016 (6ª feira) - 19:00hs
Ø                               

Local:                          Plenário 1º de Maio  1º andar
Mestre de Cerimônias: CECILIA DE ARRUDA


A Banda toca a “Paris Belfort” para começar a sessão.

ABERTURA
Senhoras, Senhores, Boa Noite!
Sejam bem vindos à Câmara Municipal de São Paulo.
Daremos início à Sessão Solene de entrega da 1ª Edição do Colar Guilherme de Almeida, instituído às pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado valiosa colaboração à literatura, ao cinema, ao teatro, à musica, às artes plásticas e a outras formas artístico-culturais de manifestação, bem como à preservação e à divulgação da história da cidade de São Paulo, honraria exclusiva desta Câmara Municipal de São Paulo.


Ø                              COMPOSIÇÃO DA MESA
Mestre de Cerimônias


Compõem a Mesa as seguintes autoridades:


          Para Presidir a Sessão Solene, convidamos o VEREADOR Reis,
          Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara
          Municipal de São Paulo.

O diretor do Museu Casa Guilherme de Almeida e presidente da Comissão do Colar Guilherme de Almeida, Sr. Marcelo Tápia;

Representado a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC: seu presidente, Coronel PM Mario Fonseca Ventura

Representando a Academia Paulista de Letras, vamos receber a Sra. Anna Maria Martins


A presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Sra.Nelly Martins Ferreira Candeias
Representando o CEMEL – Centro de memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Sr. José D´Amico Bauab;
Ø                              ABERTURA PELO PRESIDENTE DA SESSÃO
Mestre de Cerimônias      

Neste momento, ouviremos o Presidente da Sessão Solene  Vereador  REIS .

Presidente da Sessão      
Senhoras, Senhores,
Está aberta a solenidade, Sob a proteção de Deus iniciamos
nossos  trabalhos.
A presente Solenidade se destina à entrega da 1ª Edição do Colar Guilherme de Almeida, instituído às pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado valiosa colaboração à literatura, ao cinema, ao teatro, à musica, às artes plásticas e a outras formas artístico-culturais de manifestação, bem como à preservação e à divulgação da história da cidade de São Paulo, nos termos da Resolução nº 05 de 17 de dezembro de 2015.
SOLICITAÇÃO DE 01 MIN DE SILÊNCIO PELO FALECIMENTO DO PROF. LAURO RIBEIRO ESCOBAR NO ÚLTIMO DIA 02/12,GRANDE ESPECIALISTA  EM HERÁLDICA  E VEXILOLOGIA. PRODUZIU AO LONGO DA VIDA MAIS DE 300 BRASÕES  E ESTANDARTES PARA MUNICÍPIOS BRASILEIROS, DESTAQUE PARA A CRIAÇÃO DA BANDEIRA OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.
( 01 MIN DE SILÊNCIO)
EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL
Mestre de Cerimônias
Convidamos a todos para ouvirmos o Hino Nacional
Brasileiro executado pela Banda da Guarda Civil Metropolitana ,
regida pelo Maestro  Inspetor Milanez.
                                      (Execução do Hino Nacional)
A Câmara Municipal de São Paulo agradece a Banda da Guarda Civil Metropolitana  e ao Maestro  Inspetor Milanez .
Ø                              REGISTRO DE PRESENÇAS
Mestre de Cerimônias      

Registramos e agradecemos a presença das seguintes
personalidades:
(Fichas do Cerimonial)
REGISTRO DE MENSAGENS
Mestre de Cerimônias      
                                              
Acusamos o recebimento das seguintes mensagens de congratulações ao evento:
DR. GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo
DR. FERNANDO HADDAD, Prefeito da Cidade de São Paulo
SRA. NÁDIA CAMPEÃO, Vice-Prefeita da Cidade de São Paulo e Secretária Municipal da Educação
SR. JOÃO DORIA, Prefeito eleito da Cidade de São Paulo
VEREADOR ANTONIO DONATO, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo
DESEMBARGADOR PAULO DIMAS DE BELLIS MARCARETTI, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
DESEMBARGADOR WILSON FERNANDES, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
CONSELHEIRO DIMAS RAMALHO, Presidente do Tribunal
        de Contas do Estado de São Paulo
DR. SILVIO HIROSHI OYAMA, Presidente do Tribunal de
         Justiça Militar do Estado de São Paulo
CEL. PM JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA,
        Secretário-Chefe da Casa Militar
SR. LOURIVAL GOMES, Secretário de Estado da Administração Penitenciária
SR. MARCOS MONTEIRO, Secretário de Estado de Planejamento e Gestão
         DR. DAVID UIP, Secretário de Estado da Saúde
PROF. JOSÉ RENATO NALINI, Secretário de Estado de
                  Educação
         DEPUTADO FLORIANO PESARO, Secretário de Estado de
         Desenvolvimento Social
         SR. CLODOALDO PELLISIONI, Secretário de Estado dos
         Transportes Metropolitanos
         SR.WALID SHUQAIR, Secretário Municipal de Esportes, Lazer e
         Recreação 
         DRA. PAULA MARIA MOTTA LARA, Secretária Municipal de
         Licenciamentos de São Paulo
VEREADORES   ADILSON AMADEU
                             ALFREDINHO
                            ARI FRIEDENBACH
                            CLAUDINHO DE SOUZA
                            DALTON SILVANO
                             DAVID SOARES
                            EDIR SALES
                            ELISEU GABRIEL
                            GILBERTO NATALINI
                            GILSON BARRETO
                            JAIR TATTO
                            JOSÉ POLICE NETO
                            NOEMI NONATO
                            PAULO FRANGE
                            QUITO FORMIGA
                            RICARDO NUNES
                            RICARDO TEIXEIRA
PROF.DR. MARCO ANTONIO ZAGO, Reitor da Universidade de São Paulo
SR. MARCOS MENDONÇA, Diretor Presidente da Fundação Padre Anchieta
PRONUNCIAMENTOS
Mestre de Cerimônias
Ouviremos as palavras do Sr. Marcelo Tápia, Diretor do Museu Casa Guilherme de Almeida
Vamos assistir à primeira parte do programa “Cidade Viva” produzido pela Tv Câmara e que mostra a vida e a obra de Guilherme de almeida, além do museu casa mantido como patrimônio da cidade de são paulo
(entra vídeo)
Chamamos para seu pronunciamento, o  Professor Ives Gandra Martins da Academia Paulista de letras
convidamos a banda  da Guarda Civil Metropolitana para realizar a canção do expedicionário com letra de guilherme de almeida e música de espártaco rossi.
PALAVRAS DO PRESIDENTE DA SESSÃO
Mestre de Cerimônias
Anunciamos as palavras do Presidente da Sessão Solene, Vereador Reis.
Ouviremos neste momento o jornalista José Jantalia declamando o poema Nossa bandeira de autoria de Guilherme de Almeida.
Convido a todos para assistir a segunda parte do programa “Cidade Viva” produzido pela Tv Câmara.
ENTREGA DAS HOMENAGENS
Mestre de Cerimônias
Solicitamos aos integrantes da Mesa que se dirijam à frente e ao centro do Plenário, para darmos início à entrega do Colar Guilherme de Almeida em 2016, honraria da Câmara Municipal de São Paulo:
Artista plástica pintora, ceramista e escultora, remanescente do grupo artístico do Palacete Santa Helena, presidente honorária do Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos que em 2014 conquistou novamente o reconhecimento da profissão do artista plástico pelo Ministério do Trabalho. É Membro Executivo da Associação Internacional de Artes Plásticas, filiada à UNESCO. É artista representante brasileira da Ariane-Essor Association – Paris-França, além de Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes da AFPESP e também do Conselho Brasileiro de Entidades Culturais. Exerce a função de curadora e membro de júri em Bienais, Concursos, Exposições e Salões de Arte, Nacionais e Internacionais.
Receba sua homenagem Antonietta Tordino
Ex-secretário da cultura do Estado de São Paulo, é bacharel em Direito pela USP. É especialista em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e atualmente é presidente do Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram. Foi diretor do Museu Lasar Segall e professor do Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo e da Fundação José e Paulina Nemirovsky.
Receba sua homenagem Marcelo Mattos Araujo
É colecionador, exibidor, divulgador e produtor cinematográfico, tendo fundado o Cine Clube Ipiranga em 1964 e a Associação Brasileira de Colecionadores de Filmes em 16 mm em 1992. Foi cenógrafo em “O cineasta da selva” de Aurélio Michiles rodado em 1997 e coprodutor do filme “O menino da porteira” de Jeremias Moreira Filho realizado em 1976. Foi assistente do crítico Ademar Carvalhaes na TV Cultura e diretor de redação do jornal “Gazeta do Ipiranga”, assim como repórter da “A gazeta esportiva”, “Última Hora” e “Folha de São Paulo”. É membro da cinemateca gaúcha de Porto Alegre e exibidor voluntário de filmes em escolas e universidades no município de São Paulo.
Receba sua homenagem Archimedes Lombardi
Dramaturga, ensaísta e tradutora, ganhou o Prêmios Molière e Governador do Estado pelo texto “O Crime da Cabra” e o Prêmio Anchieta da Comissão Estadual de Teatro pelo texto O Escorpião de Numância. Ganhadora do prêmio de melhor tradução da União Cultural Brasil-Estados Unidos com as peças teatrais Hair e Godspell. Em 1974 é a vez do Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) reconhecer Renata pela tradução de Lulu, de Frank Wedekind. Além disso, em 1996 ganha o prêmio Jabuti na categoria poesia por seu livro Obra Poética lançado pela editora HUCITEC. Já publicou mais de 20 livros e atualmente é membro da Academia Paulista de letras.
Receba sua homenagem Renata Pallottini
Jornalista e escritor, iniciou suas atividades em 1945 no Correio Paulistano para em seguida trabalhar no Diário de São Paulo a convite de Assis Chateaubriand , onde publicou, durante uma década, “Luz e Sombra”, redigindo também “Notas Paulistas” para o Diário de Notícias do Rio de Janeiro. Foi fundador, juntamente com Clóvis Graciano, da Galeria Atrium. Homem de Tv, produziu “Universidade na Tv” juntamente com Heraldo Barbuy e Oswald de Andrade Filho, na TV Cultura. Na TV Tupi apresentou “Crônica da Cidade” e “Mappin Movietone”. Na Rádio Gazeta apresentou os programas “Hora do Livro” e “Gazeta Notícias” nos anos 1950. Autor de 36 livros, estreou na literatura com “Antônio Triste” publicado em 1947 que contou com prefácio de Guilherme de Almeida e ilustrações de Tarsila do Amaral, ganhando o prêmio “Olavo Bilac” da Academia Brasileira de letras. Atualmente é decano da Academia Paulista de Letras.
Receba sua homenagem Paulo Bomfim (impedido de comparecer, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE recebe o COLAR em seu nome)
É advogado tributarista, professor, escritor e jurista. Ganhou o prêmio ESSO do IV Centenário de São Paulo com a monografia "A História de São Paulo até 1930". Atualmente é membro da Academia Paulista de Letras, tendo sido seu presidente e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paulista de História. Publicou os livros: “Na Folha de São Paulo Artigos Selecionados”, em 2012, Poesia Completa, em 2014, Eu, menino e a lenda dos quatro reinos, em 2015, além de muitos outros..
Receba sua homenagem  Ives Gandra Martins
Inicia suas atividades na Tv Excelsior  como técnico do departamento de cinema. Em 1969 entra para a Tv Tupi como chefe do departamento de cinema e programação. Já, em 1981 trabalha no SBT como montador de filmes e revisor de programação e no ano seguinte entra para o MIS – Museu da Imagem e do Som como coordenador do Acervo de Cinema e responsável pela área técnica e conservação de filmes. Atualmente é Coordenador da Filmoteca  e Assessor do Conselho Curador da Tv Cultura. Realizou, entre outros trabalhos de restauração, o tratamento técnico de imagens para o filme “O homem que copiava” de Jorge Furtado e  também para a Exposição Roberto Carlos 50 anos na OCA – Parque Ibirapuera, no “Festival Internacional de Curtas metragens de São Paulo” e no Festival “É Tudo Verdade”. É também curador da Mostra Internacional do Cinema Negro e do FlinkSampa.
Receba sua homenagem José Maria Pereira Lopes
Desde 2006 realizando uma série de ações artísticas pela cidade de São Paulo, ocupando espaços diversos e inusitados, do seio das casas paulistanas aos cemitérios públicos, a Cia se destaca no cenário teatral paulistano. Contemplada quatro vezes pela Lei de Fomento ao Teatro, prova que a pesquisa estética diferenciada pode se atrelar a preocupações de cunho social e educacional.
Chamamos para receba sua homenagem, a Companhia Teatro Documentário
Presidente do Conselho do Núcleo MMDC do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo  e Presidente do Conselho do Núcleo MMDC Ibirapuera da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC.
Receba sua homenagem Maurício Kirillos
Ouviremos Dr. Pedro Paulo Trindade declamando o poema Oração à Emérita Cidade de São Paulo, de autoria de Paulo Bonfim.
convidamos a banda da guarda Civil Metropolitana para realizar a canção passo do soldado paulista com letra de guilherme de almeida e música de marcelo Tupinambá e convidamos todos a cantarem.
Neste momento, José D´Amico Bauab,  pesquisador do Centro de Memória Eleitoral do T.R.E de São Paulo, nos dará um breve momento de  recordação do poeta Guilherme de Almeida.
(fala rápida e vídeo raro de 1 minuto com a imagem de Guilherme de Almeida)
AVISO
Mestre de Cerimônias
Informamos que após o encerramento desta Sessão será oferecido um coquetel de confraternização no hall de entrada este Plenário.
Todos estão convidados.
ENCERRAMENTO PELO PRESIDENTE DA SESSÃO
Mestre de Cerimônias
Para o encerramento oficial, anunciamos as palavras do Presidente Vereador Reis.
Nesta noite sinto-me desgastado. Pessoas que nada fazem pela Sociedade procuram tirar proveito da Instituição. Apenas relevo tudo isso pelo bem do MMDC, que não merece essas intromissões indevidas. Minha secretária entende todo o meu drama. Com muita dedicação, reconduz-me até minha casa. Vencemos todos os obstáculos criados nesta data.
Ao mesmo tempo que estamos empenhados nesses dois eventos: Criação do 57º Núcleo e lançamento do COLAR GUILHERME DE ALMEIDA, acontece também o JÚRI SIMULADO na FACULDADE DAS AMÉRICAS, sob a coordenação do advogado SIDNEI LOBO PEDROSO. Representa-me o historiador e Presidente do NÚCLEO MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”, RODRIGO GUTENBERG.

10 DE DEZEMBRO DE 2016      :       -      SÁBADO
Vamos hoje retornar ao NINHO DAS ÁGUIAS, onde assistiremos uma turma de 221 alunos-oficiais ser declarada ASPIRANTES A OFICIAL, depois de três anos de estudos no Curso de Formação de Oficiais. Por volta das 9 horas, vem me buscar em GUARULHOS, MARINEI CHALUB, dedicadíssima à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ela tem pleno conhecimento que o presidente deve estar nessas solenidades para o próprio bem da Instituição. E ali vamos nos encontrar com THALES SANCHES, ARISTIDES, WILLIAM MASCARENHAS, MARCELO COVATS, RODRIGO GUTENBERG, LÍGIA RÚBIO (filha do falecido AMADO RÚBIO), acompanhada de sua mãe, dona NADIR. A ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO vai viver um dos seus dias mais importantes: a declaração dos novos ASPIRANTES A OFICIAL da corporação.  Muitas autoridades comparecem à APMBB nesta manhã: o Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Juiz SÍLVIO HIROSHI OYAMA; Secretário de Segurança Pública, doutor MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO; Comandante Geral, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI; Sub-Cmt Geral, CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA; Deputado Federal MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES; Deputado Estadual CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO; Deputado Estadual CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA; uma boa parte dos coronéis da ativa, além de dezenas de tenentes-coronéis, majores, capitães e tenentes. Os familiares dos alunos-oficiais que hoje deixam a APMBB são muitos e tomam as dependências destinadas a eles.
Para mim, que fui declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 7 de setembro de 1963, depois de quase cinco anos cursando a Escola de Oficiais, as emoções são renovadas. É lógico que vou lembrar de tudo que se passou há cinquenta e três anos atrás.
Vibro com as palavras do Comandante da APMBB, CORONEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO.


11 DE DEZEMBRO DE 2016    :    -     DOMINGO
Assisto pelo facebook o vídeo sobre o JÚRI SIMULADO DO CASO MMDC-1932. Foi filmado pelo menino THALES SANCHES,. Mas ficou numa situação difícil para ser assistido. Tem a duração de mais de duas horas. AGNALDO TIMÓTEO cantou o HINO NACIONAL nesse evento. Não pude participar do JÚRI SIMULADO, com as obrigações junto ao TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR e na CÂMARA MUNICIPAL, com a entrega do COLAR GUILHERME DE ALMEIDA.
Mais tarde, pelo celular, o doutor SIDNEI LOBO PEDROSO conversa longamente comigo. Houve um problema com o menino THALES SANCHES e muita contradição na participação dele, ao filmar ao vivo o JÚRI SIMULADO. SIDNEI acha o THALES muito afoito, querendo fazer as coisas a seu modo, não obedecendo os mais velhos.

12 DE DEZEMBRO DE 2016     :      -    SEGUNDA-FEIRA
Uma segunda-feira diferente dos demais dias de dezembro: chove e esfria. Vou para o centro da cidade de SÃO PAULO por volta das 11 horas. Almoço com amigos perto da TABATINGUERA (FERREIRA oferece um almoço de fim de ano e se despede de nós, pois viaja no dia 17 para a BAHIA) e, às 14 horas, estou chegando no MUSEU MILITAR, onde combinara, antecipadamente, com o motorista CABO PM TÚLIO, que sairia com destino ao CPA/M-11.
Na UNIVERSIDADE PAULISTA, bem perto do PARQUE SÃO JORGE, vai acontecer a solenidade do 12º Aniversário de fundação do CPA/M-11, atualmente comandado pelo CORONEL PM WASHINGTON LUIZ GONÇALVES PESTANA.
O Secretário de Educação, desembargador JOSÉ RENATO NALINI, preside o evento. O CORONEL PM WASHINGTON trabalhou como Assistente Militar no TRIBUNAL DE JUSTIÇA quando NALINI era o presidente.
MAURÍCIO KIRILOS e sua esposa comparecem também a esta solenidade.
Vamos condecorar oficiais e praças do CPA/M-11 com as medalhas DRÁUSIO, PEDRO DE TOLEDO e HERÓIS DE 32. O SARGENTO PM TARCÍSIO está presente nesta cerimônia e foi um dos mentores da confecção dos diplomas dessas medalhtas:
POSTO/GRAD RE NOME Seção Medalha
Maj PM 891303-0 Silvio Ricardo Bittencourt Ch Div Adm Dráuzio 
Maj PM 885337-1 Cláudio José Marangom Ch Div Op Dráuzio 
Cap PM 830436-0 Osvaldo Pereira Baptista Ch Seç Adm Dráuzio 
Cap PM 880490-7 Márcio Castro Robertna Ch AR Dráuzio 
Cap PM 100278-3 Ricardo Santos Medeiros Ch Seç Op Dráuzio 
Cap PM 892961-A Sebastião Alves Sampaio Ch Seç Log Dráuzio 
Cap PM 885014-3 Edson Rodrigues Cardoso 21º BPM/M Dráuzio 
1ºTen PM 104586-5 LeonardoSantos Lopes 51º BPM/M Dráuzio 
1º Ten PM 108376-7 Gernando Garcia Furtado 51º BPM/M Dráuzio 
o Ch SJD Dráuzio 
Cap PM 100265-1 Rodrigo da Silva Vian

Cap PM 972306-4 Marcus Vinicius Quitshal 21º BPM/M Pedro de Toledo 
Cap PM 913636-3 Cícero Aparecido Mesquita 51º BPM/M Pedro de Toledo 
Cap PM 962034-6 Hamilton Amaro Monteiro 51º BPM/M Pedro de Toledo 
Cap PM 972272-6 Ronaldo Aracri 8º BPM/M Pedro de Toledo 
Cap PM 991696-2 Renato Gonzales 21º BPM/M Pedro de Toledo
1 º Ten PM 143817-4 Julia Maria Faroula dos Santos 8º BPM/M Pedro de Toledo 
Subten PM 882927-6 Ulisses Aparecido de Lima GT Pedro de Toledo 
1º Sgt PM 932317-1 Emerson Coracin Gomes SJD Pedro de Toledo 
1º Sgt PM 952905-5 Carlos Alexandre Estevam Panese UGE Pedro de Toledo 
2º Sgt PM 121028-9 Thalita Monteiro Rebello Taketomi GT Pedro de Toledo 


1º Sgt PM 962961-A Adriana Eunice de Oliveira e Silva Secret. Heróis de 32 
1º Sgt PM 930982-9 Elizete dos Santos Souza Soares AR Heróis de 32 
1º Sgt PM 971463-4 Renato Mendes dos Santos Subfrota Heróis de 32 
2º Sgt PM 106945-4 Vera Lima da Silva SJD Heróis de 32 
2º Sgt PM 104145-2 Marcos Leandro Peters AR Heróis de 32 
3º Sgt PM 888654-7 Edmilson José Guelfi Secret. Heróis de 32 
Cb PM 902646-A Daniel de Moura de Faria Motomec Heróis de 32 
Cb PM 943100-4 Cláudio Alexandre Santos Serv. de Dia Heróis de 32 
Cb PM 951896-7 Elan Bispo da Silva Seç Com Soc Heróis de 32 
Cb PM 965847-5 Antônio Alves Pereira Logistica Heróis de 32 
Cb PM 970040-4 Sandra Cristina de Souza Ruiz Logistica Heróis de 32 
Cb PM 974604-8 Geanice Renata Teles de Menezes Secret. Heróis de 32 
Cb PM 974659-5 Márcia Oliveira de Faria Seç Adm Heróis de 32 
Cb PM 981463-9 Lidiane Repinace Pereira St. Log. Heróis de 32 
Cb PM 106842-3 Márcia Dias da Silva P/5 Heróis de 32 
Cb PM 981552-0 Renata de Castro da Silva Secretaria Heróis de 32 
Cb PM 883657-4 Alexandre Galvão Motomec Heróis de 32 
Cb PM 142162-0 Octávio Luiz Castilho de Araújo Mot. Cmt Heróis de 32 
Sd PM 972200-9 Rosangela Jurkonis Lopes da Silva P/1 Heróis de 32 
Sd PM 121467-5 Willde Rafael Luciano St. Log/Telem. Heróis de 32 

Cel PM 822278-9 Alfredo Deak Júnior CPA/M-11 Comandante 
Ten Cel PM 790481-9 José Corrêa Rigonatti CPA/M-11 Ch EM 
Ten Cel PM 810541-3 Celso de Campos Marini CPA/M-11 Ch EM 
Cap QAOPM 821430-1 João Wilson de Brito CPA/M-11 Ch Seç Log 
Cap PM 884162-4 Dorival Mignanelli CPA/M-11 LSV 
Cap PM 930390-1 Alexandre Leão Luchesi CPA/M-11 Ch Seç Op 
Cap PM 914142-1 Ronaldo Viani de Castro CPA/M-11 Ch Seç Pes e Fin 
1º Ten PM 100265-1 Rodrigo da Silva Vianna 8º BPM/M Ch AR 
1º Ten PM 100278-3 Ricardo dos Santos Medeiros CPA/M-11 PPJM 
1º Ten PM 104642-0 Paulo Marino Lopes Junior CPA/M-11 PPJM 
1º Ten PM 104982-8 Jonatha de Farias CPA/M-11 PPJM 
1º Ten PM 992035-8 Genivaldo Pereira da Silva Junior CPA/M-11 Ch P/1 e Secretaria 
1º Ten PM 112717-9 Luiz Felipe Brizzi Santos CPA/M-11 Ch SJD 
1º Ten PM 118079-7 Adriano Primo Duarte CPA/M-11 Ch UGE 
2º Ten QAOPM 910226-4 Léia Maria dos Santos CPA/M-11 Ch Subfrota e Motomec 
1º Sgt PM 863210-3 Marcelo Cardozo Mariano CPA/M-11 AR 
1º Sgt PM 882927-6 Ulisses Aparecido de Lima CPA/M-11 GT 
1º Sgt PM 865648-7 Reginaldo Barbosa de Melo CPA/M-11 SJD 
1º Sgt PM 882161-5 Antônio Carlos Nogueira CPA/M-11 PPJM 
1º Sgt PM 870994-7 Cláudio Magalhães da Silva CPA/M-11 PPJM 
1º Sgt PM 876921-4 Maria Aparecida da Silva Leite CPA/M-11 Secretária 
1º Sgt PM 871927-6 Efraim Raide CPA/M-11 SJD 
1º Sgt PM 913487-5 Roberto de Melo Capiotto CPA/M-11 Subfrota 
1º Sgt PM 930960-8 Ana Paula Pereira da Silva CPA/M-11 GT 
2º Sgt PM 812079-0 Marcos Antônio Gouveia 8º BPM/M Motomec 
2º Sgt PM 914106-5 Djalma Pereira da Silva CPA/M-11 UGE 
2º Sgt PM 965928-5 Karina Carla de Carvalho CPA/M-11 P/1 
2º Sgt PM 932363-5 Gilmar Teixeira Oliveira CPA/M-11 UGE 
2º Sgt PM 843031-4 Carlos Macena Farias 51º BPM/M Motomec
2º Sgt PM 930961-6 Márcia Coelho dos Santos CPA/M-11 P/4 
2º Sgt PM 912851-4 Luciano Melinsky Lopes 8º BPM/M P/4 
2º Sgt PM 962961-A Adriana Eunice de Oliveira e Silva CPA/M-11 Secretária 
2º Sgt PM 930982-9 Elizete dos Santos Souza Soares CPA/M-11 AR 
2º Sgt PM 885028-5 Edvânio Ferreira Duarte CPA/M-11 SJD 
2º Sgt PM 971463-4 Renato Mendes dos Santos 8º BPM/M Motomec 
2º Sgt PM 960866-4 Haroldo Ferrareto CPA/M-11 PPJM 
2º Sgt PM 876421-2 Daise Palomares Lacerda CPA/M-11 P/4 
2º Sgt PM 933403-3 Jean Carlos da Silva CPA/M-11 P/3 
2º Sgt PM 882141-A Wilson Roberto da Silva CPA/M-11 Secretária
Cb PM 850312-5 José Fernando Lima CPA/M-11 Telemática 
Cb PM 861147-5 Altair Montoro dos Santos CPA/M-11 PPJM 
Cb PM 874468-8 Paulo César Pereira CPA/M-11 P/3 
Cb PM 885863-2 Kleverson Bitencourt 21º BPM/M Motomec 
Cb PM 902646-A Daniel de Moura de Faria 21º BPM/M Motomec 
Cb PM 972541-5 Rogério Delgado de Aguilar CPA/M-11 Serviço de Dia 
Cb PM 960718-8 Antônio Marcos de Carvalho CPA/M-11 Subfrota 
Cb PM 960723-4 Clayton Conde Guimarães 21º BPM/M Motomec 
Cb PM 960821-4 Fernando Lima Mangini CPA/M-11 P/3 
Cb PM 104145-2 Marcos Leandro Peters CPA/M-11 AR 
Cb PM 951918-1 Ângela Marta Barbosa CPA/M-11 AR 
Cb PM 870040-A Marcelo Marinho Pelicer CPA/M-11 AR 
Cb PM 107444-0 Rogério Pinto dos Santos CPA/M-11 AR 
Cb PM 100431-0 Márcio Dib CPA/M-11 Estafeta 
Cb PM 870413-9 Tomás Antônio Alvarado CPA/M-11 P/4 
Cb PM 981400-A Patricia Cabral da Silva CPA/M-11 Secretária 
Cb PM 882920-9 Edilson Calarezi da Silva CPA/M-11 P/4 
Cb PM 863445-9 Luiz Cavalcanti Padilha 21º BPM/M P/4
Cb PM 883657-4 Alexandre Galvão 8º BPM/M Motomec 
Sd PM 881439-2 Ivanilda Nascimento de Matos CPA/M-11 P/5 
Sd PM 892432-5 Carlos Quintino de Oliveira CPA/M-11 Serviço de Dia 
Sd PM 892871-1 Marco Antônio Santo Lona 8º BPM/M Motomec 
Sd PM 912237-A Mário Oliveira da Silva CPA/M-11 Serviço de Dia 
Sd PM 921037-7 Tércio da Silva Brito CPA/M-11 AR 
Sd PM 931171-8 Marcos Donizete dos Santos CPA/M-11 P/4 
Sd PM 943100-4 Cláudio Alexandre Santos CPA/M-11 Serviço de Dia 
Sd PM 950242-4 Elizabeth de Cássia Coco CPA/M-11 Secretária 
Sd PM 950672-1 Marcelo José Alves CPA/M-11 AR 
Sd PM 962178-4 Andréa Leite Sperandio CPA/M-11 UGE 
Sd PM 963344-8 Vanilson Valdivino Sales da Silva 8º BPM/M Motomec 
Sd PM 963448-7 José Maria de Souza CPA/M-11 PPJM 
Sd PM 967139-A Carla Vergilio Rocha de Andrade CPA/M-11 AR 
Sd PM 967155-2 Cláudia Roberta de Oliveira 51º BPM/M Motomec 
Sd PM 967242-7 Lúcia Maria Faria CPA/M-11 Serviço de Dia 
Sd PM 971929-6 Vângela Darc Barbosa CPA/M-11 Serviço de Dia 
Sd PM 972200-9 Rosangela Jurkonis Lopes da Silva CPA/M-11 P/1 
Sd PM 973705-7 Fábio Antônio Spina 51º BPM/M Motomec 
Sd PM 974552-1 Eliana de Freitas Gomes CPA/M-11 UGE 
Sd PM 974604-8 Geanice Renata Teles de Menezes CPA/M-11 Secretaria 
Sd PM 974621-8 Janaina Brito Gonçalves 8º BPM/M Serviço de Dia 
Sd PM 981463-9 Lidiane Repinace Pereira CPA/M-11 P/4 
Sd PM 990356-9 Fernando Hidalgo CPA/M-11 PPJM 
Sd PM 104331-5 Eduardo dos Santos CPA/M-11 Serviço de Dia 
Sd PM 104836-8 Daniel Savella CPA/M-11 Motorista Cmt 
Sd PM 107614-A Sérgio Shigueru Takehama CPA/M-11 AR 
Sd PM 112399-8 Luciano do Nascimento Santos CPA/M-11 Motorista Cmt
Sd PM 118553-5 Cléber Aparecido dos Santos CPA/M-11 Serviço de Dia 
Sd PM Temp 528866-5 Alan Ferraz Villegas CPA/M-11 Subfrota 
Sd PM Temp 529039-2 Cláudia Cristina de Oliveira Santos 51º BPM/M Motomec 
Sd PM Temp 529225-5 Heine Michelão Pinheiro CPA/M-11 Ordenança 
Sd PM Temp 529424-0 Marcelo Roth Machado CPA/M-11 GT 
Sd PM Temp 529697-8 Tainã do Nascimento Almeida CPA/M-11 UGE 
Sd PM Temp 530410-5 Aline de Souza Silva CPA/M-11 Secretária 
Sd PM Temp 530463-6 Andressa Silva dos Santos CPA/M-11 P/1 
Sd PM Temp 530492-0 Beatriz de Farias Moraes CPA/M-11 Subfrota 
Sd PM Temp 530547-A Camila Teixeira da Silva CPA/M-11 Secretaria 
Sd PM Temp 530648-5 Denise da Rocha Santos CPA/M-11 UGE 
Sd PM Temp 530723-6 Erika Silva Muniz CPA/M-11 Secretária 
Sd PM Temp 530970-A July Baptista de Castro Pereira CPA/M-11 P/4 
Sd PM Temp 531008-3 Leonardo Costa Alencar CPA/M-11 Telemática 
Sd PM Temp 531016-4 Leticia Valério de Santana CPA/M-11 P/1 
Sd PM Temp 531150-A Pâmela Gomes L. Silva CPA/M-11 P/3 
Sd PM Temp 531179-9 Priscila Victor Pereira CPA/M-11 SJD 
Sd PM Temp 531255-8 Roberta Fechano Crus CPA/M-11 P/5 
Sd PM Temp 531259-A Robson dos Santos Barros CPA/M-11 P/4 
Sd PM Temp 531261-2 Robson Lira da Silva CPA/M-11 P/4 
Sd PM Temp 531407-A William Bonifácio Barreto CPA/M-11 P/4 
Sd PM Temp 532916-7 Thiago Barbara CPA/M-11 P/4 
Sd PM Temp 534603-7 Bruna Casagrande Leonardo CPA/M-11 Almox 
Sd PM Temp 534703-3 Fernanda Ferreira Duarte CPA/M-11 Almox 
Sd PM Temp 534706-8 Fernanda Sipriano Pimentel CPA/M-11 Almox 
Sd PM Temp 534729-7 Graziele Rodrigues Souza CPA/M-11 P/3 
Sd PM Temp 534732-7 Guilherme Bizzi de Barros CPA/M-11 Telemática 
Sd PM Temp 534806-4 Karen Silva Theodoro CPA/M-11 Almox 
Sd PM Temp 534842-A Lucas de Araújo Lima Silva CPA/M-11 Almox 
Sd PM Temp 534957-5 Sérgio Rodrigo Santiago dos Santos CPA/M-11 Almox 
Sd PM Temp 535048-4  Tamires Siqueira Rosa CPA/M-11 Almox
Sd PM Temp 535077-8 Renan Santana dos Reis CPA/M-11 Secretaria
Terminado o evento, o motorista CABO PMTÚLIO vai me levar até GUARULHOS. Por um descuido meu, passamos a entrada de GUARULHOS e o TÚLIO é obrigado a fazer o retorno em BONSUCESSO. A essas horas, quase 18 horas, o trânsito começa a ficar pesado.
Proposta Orçamentária para 2017 da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32 MMDC
x
Prezado Cel
MÁRIO FONSECA VENTURA
Presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC,
Tenho a honra de comunicar-lhe que, na 39ª Reunião Plenária do Conselho Deliberativo (CD/MMDC), hoje realizada, foi aprovada, por unanimidade dos Conselheiros presentes, a Proposta Orçamentária em epígrafe.
Reafirmando minha consideração, subscrevo-me.
Respeitosamente,
Cel PAES DE LIRA
Presidente do CD/MMDC

13 DE DEZEMBRO DE 2016       :        -      TERÇA-FEIRA
Minha manhã não é boa. Sinto mal estar ao trabalhar no computador. As vistas não estão ajudando. Saio de casa um pouco tarde e vou diretamente para o MUSEU MILITAR. MARINEI trabalha ativamente no preparo das solenidades de 16, 22 e 23 de dezembro, que exigirão muito dela nos próximos dias. Seu filho GABRIEL quer entrar para as fileiras da Polícia Militar, como soldado, e se prepara para os exames marcados para fevereiro de 2017. Ele se encontra nesta tarde na sala de trabalhos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Permaneço até às 18 horas no MUSEU MILITAR. Depois, vou para a Assembléia Legislativa de São Paulo, a fim de participar de mais uma Sessão Solene, proposta pelo Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA, no auditório TEOTÔNIO VILELA, totalmente lotado nesta noite. Muitos policiais militares permanecem de pé. Ali encontramos: MAURÍCIO KIRILOS e sua esposa, 3º SARGENTO TARCÍSIO, o poeta JOSÉ GENTÁLIA, CAMILA GIUDICE, 2º SARGENTO PM ROSALIN, CABO PM DÓRIS, THALES SANCHES e seu pai, bem como os que serão agraciados com as medalhas do Núcleo MMDC-LESTE e da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU (está presente o seu presidente WÁLTER MELO DE VARGAS)
1ª ETAPA:
- Autoridades de Destaque:
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
1
Cel PM José Paulo Marcolino Rosa
Ch Gabinete Cel Telhada
Esplendor São Miguel
2
Cel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana (não compareceu)
Cmt CPA/M-11
Esplendor São Miguel
3
Cel PM Marcello Streifinger
Cmt CPA/M-9
Colar Heróis de 32

2ª ETAPA:
- Ocorrência de Destaque: “Prisão em Flagrante de Quadrilha de Tráfico Internacional de Drogas e Tráfico Humano com Sequestro Internacional e Cárcere Privado”
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
1
1° Ten PM Isadora Katerenhuk
FT 28° BPM/M
Mérito Constitucionalista
2
Sd PM Romulos Santos Monteiro Praxedes        
FT 28° BPM/M
Mérito Constitucionalista
3
Sd PM Jefferson Silva de Rossi 
FT 28° BPM/M
Mérito Constitucionalista
4
3° Sgt PM Valdinei Curi de Barros
FT 28° BPM/M
Mérito Constitucionalista
5
Sd PM Jhonny Julhão da Silva
FT 28° BPM/M
Mérito Constitucionalista
6
1° Sgt  PM Sidney Marques de Barros
FT 28° BPM/M
Mérito Constitucionalista
7
Cb PM Danilo Flamino
FT 28° BPM/M
Mérito Constitucionalista
8
Sd PM Danilo dos Santos Matias                           
FT 28° BPM/M
Mérito Constitucionalista
9
Cb PM Cleber Pontalti Quirino                           
FT 28° BPM/M
Mérito Constitucionalista

3ª ETAPA:
-* Ocorrência de Destaque: “Prisão em Flagrante de Quadrilha Diversos Roubos no Interior de São Paulo e Estado de Minas Gerais”
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
1
Sd PM Erik de Melo Pires
1ª Cia do 26°BPM/I - Mogi-Guaçu
Mérito Constitucionalista
2
Sd PM Letícia Roberta Ribeiro
1ª Cia do 26°BPM/I - Mogi-Guaçu
Mérito Constitucionalista
*  (PMs que não puderam comparecer para serem homenageados no Evento passado de 06Dez16 – estavam de serviço)

4ª ETAPA:
- Atuação de Destaque: “Exemplo de Motivação, Persistência e Perseverança!”: Tentar e Batalhar Sempre; Desistir, Jamais! (Único Del. a Concluir o Curso do COE da PMESP)
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
1
Dr. Rafael Vallejo Fagundes
Delegado de Polícia
Mérito Constitucionalista

5ª ETAPA: “Novos Associados da Soc Vet 32-MMDC” – (Recem associados do MMDC)
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
1
1° Sgt PM Reginaldo Joaquim
3ª Cia do 40° BPM/M
Mérito Constitucionalista
2
Cb PM Roberto Aparecido Ramos Santana
3ª Cia do 40° BPM/M
Mérito Constitucionalista
3
Cb PM André William Gomes dos Santos
47º BPM/M
Mérito Constitucionalista
4
Sd PM Antonio Carlos Eduardo de Oliveira
BPTran
Mérito Constitucionalista
5
Sd PM  Wendel dos Santos Felix
BPTran
Mérito Constitucionalista

6ª ETAPA: “Novos Associados da Soc Vet 32-MMDC” – (Recem associados do MMDC)
NOME
FUNÇÃO
MEDALHA
1
2° Sgt PM Heber de Arimateia Oliveira Soares
BPTran
Medalha Heróis de 32
2
Sd PM Ronan de Arimateia Soares
BPTran
Medalha Heróis de 32
3
Sd PM Tatiane Santos Campos

M.M.D.C.
4
1° Sgt PM José Santos do Nascimento
29° BPM/M
Esplendor São Miguel
5
3° Sgt PM Fluvio Alcântara
29° BPM/M
Esplendor São Miguel
6
Sd PM Diego Candido Ribeiro
29° BPM/M
Esplendor São Miguel
Palavras do THALES SANCHES, após ser condecorado com a MEDALHA HERÓIS DE 32:.
Hoje, terminei a noite Comendador!
Ter recebido minha primeira honraria (medalha) aos 14 anos de idade é uma enorme satisfação!
Foram apenas 110 dias nesta família!
Quero agradecer em especial o Doutor MAURÍCIO KIRILOS que me fez esta linda surpresa,
 quero agradecer também a CAMILA GIUDICE, o Coronel VENTURA, a MARINEI CHALUB, o ANTONIO FONSECA, o ROBERTO OLIVEIRA o Dr. ROBERTO BRITO DE OLIVEIRA e ao Cabo GILBERTO BASTOS e ao Soldado PHILIPE! Muito obrigado a todos!!!


14 DE DEZEMBRO DE 2016
Combinara um encontro no Corpo de Bombeiros, com vários colegas que trabalham comigo. Vamos nos separar durante um bom tempo, pois eles viajarão no próximo sábado, dia 17, para a BAHIA. Passarão o Natal e a virada do ano com parentes. Conversamos sobre o nosso empenho no MMDC neste 2016. Relembramos que, em 14 de dezembro de 1991, há VINTE E CINCO ANOS atrás, publicava em Diário Oficial a minha transferência para a reserva. Depois, vou para o MUSEU MILITAR. O SARGENTO PM ALEXANDRE, do NÚCLEO MMDC ‘GERALDO FARIA MARCONDES’, ITAPECERICA DA SERRA, traz os diplomas da Medalha CONSTITUCIONALISTA, que será entregue no dia 19 de dezembro, no quartel ali instalado. Por sua vez, MARINEI está registrando esses diplomas. Ela me conta que já terminou a relação para a entrega da Medalha DRÁUSIO em 22 de dezembro. Agora irá trabalhar na relação para o dia 23 de dezembro, quando será entregue o COLAR DA VITÓRIA, no último evento do ano.
O GABRIEL, filho da MARINEI, acompanha-a nesta data no MUSEU. Ele está estudando para prestar exames para soldado em fevereiro de 2017.
Os dois trazem-me até GUARULHOS, por volta das 16 horas. LUCINDA presenteia a MARINEI com uma cesta de Natal.

15 DE DEZEMBRO DE 2016
DECRETO Nº 62.304, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2016
Dispõe sobre a oficialização da Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e à vista da manifestação do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, Decreta:
Artigo 1º - Fica oficializada, sem ônus para os cofres públicos, a Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, nos termos do Regulamento que acompanha este decreto.
Artigo 2º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 14 de dezembro de 2016 GERALDO ALCKMIN José Renato Nalini Secretário da Educação Samuel Moreira da Silva Junior Secretário-Chefe da Casa Civil Moacir Rossetti Secretário-Adjunto, Respondendo pelo Expediente da Secretaria de Governo
Publicado na Secretaria de Governo, aos 14 de dezembro de 2016.
REGULAMENTO DA ORDEM DO MÉRITO MMDC, DO NÚCLEO MMDC “CAETANO DE CAMPOS”, DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO a que se refere o artigo 1º do Decreto nº 62.304, de 14 de dezembro de 2016
Artigo 1º - A Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, é instituída por esta Secretaria, com o escopo de galardoar as personalidades civis e militares, instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que por seus méritos e relevantes serviços prestados a educação e a história, hajam por merecer especial distinção, bem como aqueles que tenham contribuído de algum modo, para o engrandecimento do processo educacional elevando o nome de São Paulo e do Brasil.
Parágrafo único – Poderá ser concedida a Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo aos estandartes das organizações educacionais (Universidades), militares, e instituições nacionais ou estrangeiras que se tenham tornado credoras de homenagens especiais da Secretaria da Educação.
Artigo 2º - A Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, ora instituída constitui-se de cinco graus, a saber:
I – Grã Cruz;
II – Grande Oficial;
III - Comendador;
IV - Oficial;
V - Cavaleiro e ou Dama.
Artigo 3º - As honrarias de que trata o artigo 2º deste regulamento possuem as seguintes descrições:
I - Grã-Cruz: a) no anverso: escudo redondo de 25mm (vinte e cinco milímetros) de diâmetro, de sable (preto) ao centro o Brasão d’Armas do Estado de São Paulo com suas cores próprias, orlado de prata (branco) com a seguinte inscrição em caracteres versais maiúsculos, na metade superior “ORDEM DO MÉRITO”, e na inferior a sigla “MMDC” tudo de sable (preto); sobre posto a uma estrela de oito pontas de 70mm (setenta milímetros) de diametro de campo bipartido de sable (preto) e prata (branco); sobreposto de tudo a um resplendor de ouro de 60mm (sessenta milímetros) de diâmetro nas oito pontas maiores deste; b) no verso: tudo de ouro; c) a insígnia pende de uma coroa de louros de ouro que está fixada a uma roseta formada pelo encontro de fita de gorgorão de seda chamalotada de 100mm (cem milímetros) de largura, em formato de banda, passada a tiracolo, da direita para a esquerda, e tendo comprimento variável em dependência da estatura do agraciado; a mesma tem nove listas, com as seguintes cores e medidas: 1. vermelho – 8mm (oito milímetros); 2. preto – 8mm (oito milímetros); 3. branco – 8mm (oito milímetros); 4. vermelho – 8mm (oito milímetros); 5. ao centro - branco - 36mm (trinta e seis milímetros); 6. vermelho – 8mm (oito milímetros); 7. preto – 8mm (oito milímetros); 8. branco – 8mm (oito milímetros); 9. vermelho – 8mm (oito milímetros); d) o grau de Grã-Cruz terá um crachá de ouro, de 90mm (noventa milímetros) tendo ao centro a insígnia que lhe é própria;
II – Grande Oficial: a) no anverso: escudo redondo de 25mm (vinte e cinco milímetros) de diâmetro, de sable (preto) ao centro o Brasão d’Armas do Estado de São Paulo com suas cores próprias, orlado de prata (branco) com a seguinte inscrição em caracteres versais maiúsculos, na metade superior “ORDEM DO MÉRITO”, e na inferior a sigla “MMDC” tudo de sable (preto); sobre posto a uma estrela de oito pontas de 70mm (setenta milímetros) de diametro de campo bipartido de sable (preto) e prata (branco); sobreposto de tudo a um resplendor de ouro de 60mm (sessenta milímetros) de diâmetro nas oito pontas maiores deste; b) no verso: tudo de ouro; c) a insígnia pende de uma coroa de louros de ouro que está fixada a um colar de fita de gorgorão de seda chamalotada de 40mm (quarenta milímetros) de largura, e tendo comprimento variável em dependência da estatura do agraciado; a mesma tem nove listas, com as seguintes cores e medidas: 1. vermelho – 3mm (três milímetros); 2. preto – 3mm (três milímetros); 3. branco – 3mm (três milímetros); 4. vermelho – 3mm (três milímetros); 5. ao centro - branco - 16mm (dezesseis milímetros); 6. vermelho – 3mm (três milímetros); 7. preto – 3mm (três milímetros); 8. branco – 3mm (três milímetros); 9. vermelho – 3mm (três milímetros); d) O grau de Grande Oficial terá um crachá de prata, de 90mm (noventa milímetros) tendo ao centro a insígnia que lhe é própria;
III – Grau de Comendador: a) no anverso: escudo redondo de 25mm (vinte e cinco milímetros) de diâmetro, de sable (preto) ao centro o Brasão d’Armas do Estado de São Paulo com suas cores próprias, orlado de prata (branco) com a seguinte inscrição em caracteres versais maiúsculos, na metade superior “ORDEM DO MÉRITO”, e na inferior a sigla “MMDC” tudo de sable (preto); sobre posto a uma estrela de oito pontas de 70mm (setenta milímetros) de diametro de campo bipartido de sable (preto) e prata (branco); sobreposto de tudo a um resplendor de prata de 60mm (sessenta milímetros) de diâmetro nas oito pontas maiores deste; b) no verso: tudo de prata; c) a insígnia pende de uma coroa de louros de prata que está afixada a um colar de fita de gorgorão de seda chamalotada de 40mm (quarenta milímetros) de largura, e tendo comprimento variável em dependência da estatura do agraciado; a mesma tem nove listas, com as seguintes cores e medidas: 1. vermelho – 3mm (três milímetros); 2. preto – 3mm (três milímetros); 3. branco – 3mm (três milímetros); 4. vermelho – 3mm (três milímetros); 5. ao centro - branco - 16mm (dezesseis milímetros); 6. vermelho – 3mm (três milímetros); 7. preto – 3mm (três milímetros); 8. branco – 3mm (três milímetros); 9. vermelho – 3mm (três milímetros);
IV – Grau de Oficial: a) no anverso: escudo redondo de 12,5mm (doze milímetros e meio) de diâmetro, de sable (preto) ao centro o Brasão d’Armas do Estado de São Paulo com suas cores próprias, orlado de prata (branco) com a seguinte inscrição em caracteres versais maiúsculos, na metade superior “ORDEM DO MÉRITO”, e na inferior a sigla “MMDC” tudo de sable (preto); sobre posto a uma estrela de oito pontas de 40mm (quarenta milímetros) de diametro de campo bipartido de sable (preto) e prata (branco); sobreposto de tudo a um resplendor de ouro de 30mm (trinta milímetros) de diâmetro nas oito pontas maiores deste; b) no verso: tudo de ouro; c) a insígnia pende de uma coroa de louros de ouro que está fixada a uma fita de gorgorão de seda chamalotada de 40mm (quarenta milímetros) de largura, e tendo 60mm (sessenta milímetros) de comprimento; a mesma tem nove listas, com as seguintes cores e medidas, do centro para as extremidades: 1. vermelho – 3mm (três milímetros); 2. preto – 3mm (três milímetros); 3. branco – 3mm (três milímetros); 4. vermelho – 3mm (três milímetros); 5. ao centro - branco - 16mm (dezesseis milímetros); 6. vermelho – 3mm (três milímetros); 7. preto – 3mm (três milímetros); 8. branco – 3mm (três milímetros); 9. vermelho – 3mm (três milímetros);
V – Cavaleiro ou Dama: a) no anverso: escudo redondo de 12,5mm (doze milímetros e meio) de diâmetro, de sable (preto) ao centro o Brasão d’Armas do Estado de São Paulo com suas cores próprias, orlado de prata (branco) com a seguinte inscrição em caracteres versais maiúsculos, na metade superior “ORDEM DO MÉRITO”, e na inferior a sigla “MMDC” tudo de sable (preto); sobre posto a uma estrela de oito pontas de 40mm (quarenta milímetros) de diametro de campo bipartido de sable (preto) e prata (branco); sobreposto de tudo a um resplendor de prata de 40mm (quarenta milímetros) de diâmetro nas oito pontas maiores deste; b) no verso: tudo de prata; c) a insígnia de Cavaleiro pende de uma coroa de louros de prata que está fixada a uma fita de gorgorão de seda chamalotada de 40mm (quarenta milímetros) de largura, e tendo 60mm (sessenta milímetros) de comprimento; a mesma tem nove listas, com as seguintes cores e medidas: 1. vermelho – 3mm (três milímetros); 2. preto – 3mm (três milímetros); 3. branco – 3mm (três milímetros); 4. vermelho – 3mm (três milímetros); 5. ao centro - branco - 16mm (dezesseis milímetros); 6. vermelho – 3mm (três milímetros); 7. preto – 3mm (três milímetros); 8. branco – 3mm (três milímetros); 9. vermelho – 3mm (três milímetros);
d) A insígnia de Dama pende de uma coroa de louros de prata que está fixada a um laço de fita de gorgorão de seda chamalotada de 60mm (sessenta milímetros) de largura, e tendo 40mm (quarenta milímetros) de comprimento; contendo as mesmas listas, cores e dimensões da de cavaleiro.
§ 1º - Acompanharão a honraria a barreta, a roseta e o respectivo diploma.
§ 2º - A barreta, a roseta e o diploma terão as características e dizeres a serem estabelecidos pelo Conselho da Ordem do Mérito MMDC, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, de que trata o artigo 6º deste regulamento. § 3º - Os diplomas serão registrados em livro competente, anotando-se, no seu verso, o número do livro, página e data do registro.
Artigo 4º - O Secretário da Educação do Estado de São Paulo, será o Grão-Mestre da Ordem, competindo-lhe, nessa qualidade, estabelecer a formação do Conselho Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo do qual será o presidente.
Parágrafo único – O Conselho de que trata o "caput" deste artigo será regido por um regimento interno.
Artigo 5º - Incumbe ao Conselho da Ordem:
I – propor e julgar as propostas de admissão à Ordem ou de promoção dos seus graduados;
II – resolver sobre a exclusão de graduado que se tornar passível dessa pena;
III – velar pelo prestígio da Ordem e decidir sobre os assuntos de seu interesse;
IV – organizar, manter em dia e ter sob sua guarda os arquivos do Conselho;
V – organizar e manter em dia os registros da Ordem;
VI – redigir seu regimento interno;
VII – decidir os casos omissos.
Artigo 6º - O Conselho da Ordem terá sua sede no Gabinete do Secretário da Educação do Estado de São Paulo, por onde correrá seu expediente.
Artigo 7º - O Governador do Estado, e o Secretário-Chefe da Casa Civil, juntamente com os membros do Conselho da Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e os componentes do Conselho Estadual de Honrarias e Méritos serão detentores da presente Ordem em seu maior grau (Grã-Cruz) em razão da manutenção do “Fons Honorum” (Fonte de Honra).
Artigo 8º - As nomeações para os diferentes graus serão feitas pelo Grão Mestre da Ordem mediante proposta do Conselho da Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, "ad referendum" do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.
Parágrafo único - O Governador do Estado, e o Secretário Chefe da Casa Civil, poderão indicar admissão na Ordem em Grau diverso do previsto, personalidade civil ou militar, nacional ou estrangeira, em face da prática de ato de altíssima relevância em defesa dos princípios democráticos nacionais.
Artigo 9º - Os admitidos com a presente Ordem serão agraciados em conformidade com um quadro de precedências previamente elaborado, em conformidade com a legislação federal, e previsto no regimento interno desta.
Artigo 10 - As propostas para a concessão da Ordem em seus diversos graus serão dirigidas ao Conselho da Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em formulá- rio próprio e se farão acompanhar do "Curriculum Vitae" do proposto, bem como as razões que a justifiquem, devendo ser recebida e processada pelo Conselho em conformidade com o estabelecido em seu regimento interno.
Artigo 11 – A Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, se reunirá tantas vezes quantas se fizerem necessárias, por convocação do Presidente que apresentará para deliberação as respectivas indicações.
Artigo 12 - A aprovação das indicações das personalidades, instituições e organizações a serem agraciadas dependerá do voto da maioria presente dos membros do Conselho da Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e do "ad referendum" do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.
Artigo 13 - O Presidente em exercício terá o voto de qualidade no caso de empate na votação.
Artigo 14 - A condecoração poderá ser concedida a título póstumo, se admitido em grau de homenagem.
Artigo 15 - As Bandeiras ou Estandartes de instituições universitárias, militares, civis, nacionais ou estrangeiras, serão admitidos sem grau, recebendo apenas a roseta com a insígnia da ordem.
Artigo 16 - Os diplomas, acompanhados do "Curriculum Vitae" do indicado, serão encaminhados ao Conselho Estadual de Honrarias e Mérito para deliberação e registro. Parágrafo único –
A recusa do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito em registrar o diploma importará no cancelamento da indicação.
Artigo 17 - Será cassada a condecoração do agraciado que praticar qualquer ato contrário à dignidade e ao espírito da honraria.
§ 1º - A cassação se fará mediante apuração sumária que ocorrerá no Conselho da Ordem do Mérito MMDC, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
§ 2º- Decretada a cassação, deverão ser devolvidos a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a venera e seus complementos, sob pena de apreensão.
§ 3º - O Conselho Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo comunicará o fato para o Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.
Artigo 18 - Na hipótese da extinção dessa condecoração no todo ou em parte, seus cunhos, exemplares e complementos remanescentes, serão recolhidos ao Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, sem quaisquer ônus para os cofres públicos. Parágrafo único - A medida de que trata o "caput" deste artigo será determinada pelo Grão Mestre da Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Artigo 19 - O presente regulamento somente poderá ser alterado após a manifestação do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.
Enquanto leio o DIÁRIO OFICIAL e vejo as publicações que me interessam e que coloco em minhas memórias, MARINEI CHALUB leva LUCINDA à dermatologista. Somente vamos para a cidade de SÃO PAULO depois das 13 horas. Combinamos um encontro com o MAGALHÃES e a SÍLVIA no restaurante PIERO, perto do PÁTIO DO COLÉGIO. MARINEI deixa o carro no estacionamento do Corpo de Bombeiros e vamos a pé até o PIERO. MAGALHÃES e SÍLVIA já estão nos aguardando. Almoçamos e conversamos muito sobre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O MAGALHÃES ainda não sabia da publicação do DECRETO Nº 62.304, criando a ORDEM DO MÉRITO MMDC, DO NÚCLEO MMDC “CAETANO DE CAMPOS”. É que o NÚCLEO criado no TRIBUNAL DE CONTAS também instituiu a ORDEM DO MÉRITO MMDC, mas falta publicar o decreto em Diário Oficial. MAGALHÃES conta que está bem encaminhada a criação do NÚCLEO na ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Já tem o nome da pessoa que irá ser o PRESIDENTE desse NÚCLEO.
SILVIA está entusiasmada com o seu cargo de DIRETORA DA JUVENTUDE da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Conversamos também sobre a criação, amanhã, do 58º Núcleo da Sociedade, que cuidará da ACADEMIA DE CULTURA, a cargo da CAMILA GIUDICE.
O SARGENTO TARCÍSIO mantém contato com a MARINEI e quer que eu assine dois diplomas da MEDALHA HERÓIS DE 32, para serem levadas para RIBEIRÃO PRETO. Marcamos o encontro no saguão do Corpo de Bombeiros. Ele demora um bom tempo para chegar e isso vai atrapalhar o nosso retorno para GUARULHOS. São 17 horas quando MARINEI vai me levar para casa. Esse horário não é nada bom para enfrentar a MARGINAL TIETÊ e a VIA DUTRA. Durante o trajeto, conversamos sobre o evento de amanhã, às 19 horas, no OBELISCO DO IBIRAPUERA. É uma solenidade programada pelo NÚCLEO MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”, cujo presidente é o RODRIGO GUTENBERG.   


16 DE DEZEMBRO DE 2016    :    -      SEXTA-FEIRA
Vamos mais tarde para o MUSEU MILITAR. Aguardamos a chegada da MARINEI CHALUB, que foi almoçar em sua casa, já um pouco tarde, uma vez que passou uma manhã de grandes atividades na sala que usamos no MUSEU para nossos trabalhos. Somente às 14:30 horas é que ela conseguiu um horário para fazer sua refeição.
Muitos telefonemas são dados para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, quase todos referentes ao evento que teremos no Monumento Mausoléu de 32-MMDC, com início programado para 19 horas.
Por volta das 17 horas, MARINEI retorna para me levar até o OBELISCO. Encontramos muita gente presente, inclusive os organizadores do evento desta noite. Cumprimentamos, entre muitos: PEDRO NASTRI, jornalista; FILIPE OLIVEIRA; ARTHUR DENT, CASSIO MARTINS (autor de SP-32, um DVD sobre o Movimento Constitucionalista); GILBERTO MARQUES BRUNO, SIDNEI LOBO PEDROSO e seu filho; PM DANIEL SCIAROTTA (que mostra um álbum de centenas de desenhos feitos por ele, mostrando uma tendência para carros militares, principalmente), ÂNGELO MADEIRA NETO, HERNNANNY GUTIERRES e seu pai JOÃO SIMÃO SOUZA, CAMILA GIUDICE, que será empossada como presidente do 58º NÚCLEO (MMDC-ACADEMIA DE CULTURA “PRÓ MMDC FIANT EXIMIA”), muitas pessoas que irão receber a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO e seus familiares e amigos.
Aguardamos a chegada da advogada JANAÍNA PASCHOAL, que vem acompanhada de seu marido. Ela vai se constituir na autoridade de maior repercussão nesta noite. Vamos explicar a ela o que vem a ser o Monumento Mausoléu, em rápidas palavras, numa passagem pelos principais focos do Monumento.
A CABO PM DÉBORA é a oradora desta noite. Tem certos trabalhos por causa de pessoas que querem fazer alterações no roteiro pré-estabelecido. Isso não poderia ter acontecido. Mas é a ansiedade para que tudo saia bem.
SOLENIDADE  EM COMEMORAÇÃO AO 84º ANIVERSÁRIO DA CESSAÇÃO DAS HOSTILIDADES DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32, COM OUTORGA DA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO E MIMOS DO PROJETO DE OBRAS ARTÍSTICAS “SP32”.
São Paulo, 16 de dezembro de 2016
CANTO DO HINO NACIONAL;
CONVIDAMOS A TODOS OS PRESENTES PARA EM PÉ, OU EM POSICÃO DE RESPEITO, ENTOARMOS O HINO NACIONAL BRASILEIRO, LETRA DE FRANCISCO MANOEL DA SILVA E MÚSICA DE JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA. NESTA OCASIÃO SERÁ INTERPRETADO PELA CAMERATA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Face luto oficial pela morte do CARDEAL DOM EVARISTO ARNS, não temos a execução do HINO NACIONAL.
Palavras do Presidente, Cel PM Mário Fonseca Ventura; ALÉM DE FAZER UM RETROSPECTO DOS TRABALHOS DA SOCIEDADE NO ANO DE 2016, TECE COMENTÁRIOS SOBRE AS PALAVRAS DE RUY BARBOSA – A PÁTRIA É A FAMÍLIA AMPLIFICADA.
Palavras do Presidente do Núcleo MMDC Norte, Prof Rodrigo Gutemberg
REGISTRAMOS A PRESENÇA DAS SEGUINTES AUTORIDADES E PERSONALIDADES:
JUÍZA FEDERAL EXCELENTÍSSIMA DOUTORA MARIA ISABEL DO PRADO – JUÍZA TITULAR DA 5A VARA CRIMINAL EM SÃO PAULO (não compareceu)
CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO – DEPUTADO ESTADUAL DE SÃO PAULO (não compareceu)
CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI – DIRETOR DE ENSINO E CULTURA DA PMESP (não compareceu)
CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA – PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC   
CELSO LUIZ PINHEIRO – COMANDANTE DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO (não compareceu)
DOUTORA E PROFESSORA – JANAÍNA CONCEIÇÃO PASCHOAL - DOUTORA EM DIREITO PENAL E LIVRE DOCENTE DA FACULDADE DE DIREITO DO LARGO SÃO FRANCISCO
PROF. RODRIGO GUTENBERG – PRESIDENTE DO NÚCLEO MMDC NORTE – “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”
HERNANNY GUTIERREZ – JORNALISTA E PRESIDENTE DO MMDC DE ATIBAIA
Faremos agora o lançamento do NÚCLEO ACADEMIA DE CULTURA – “PRO M.M.D.C. FIANT EXIMIA” e a posse da diretoria, a leitura da ata será feita por Camila Lourenço Giudice que também convidará a diretoria a tomar local de destaque. Após a leitura será feita a assinatura da ata de criação do NÚCLEO ACADEMIA DE CULTURA – “PRO M.M.D.C. FIANT EXIMIA”.
Após a assinatura os membros diretores receberão um diploma, convidar.  Coronel Ventura fará a entrega.
Outorga da Medalha Governador Pedro de Toledo
Leitura do Decreto Nº 814, de 26 de dezembro de 1972, do Governo do Estado de São Paulo.
A MEDALHA “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”, foi criada com o fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado pessoas dignas de distinção.

Entrada do Pavilhão Nacional
Neste instante, Convidamos a todos os presentes para se colocarem de pé um em posição de respeito para a entrada do Pavilhão Nacional, conduzido pelo 1º Tenente PM__________________________________________________,
Outorga da Medalha
Convido o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Cel PM Mário Fonseca Ventura e o Presidente do Núcleo MMDC Norte Rodrigo Gutemberg para a outorga da Medalha Governador Pedro de Toledo.

PRIMEIRO GRUPO DE HOMENAGEADOS
JUÍZA FEDERAL MARIA ISABEL DO PRADO – NÃO COMPARECEU
CEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO – NÃO COMPARECEU 
CAP PM SÉRGIO MARQUES
PROFA DRA JANAÍNA CONCEIÇÃO PASCHOAL
1O TEN FAB JULIANA AQUILINI
1O TEN PM EMERSON BORGES DE SOUZA
2O TEN PM RAFAEL RIBEIRO VIEIRA
2TEN PM SIMONE CRISTINA DA COSTA
Al OF PM ANDRÉ MOREIRA LIMA
Al OF PM ALEX ALFREDO GOMES YAMAUTI
Al OF PM SILVIO RODRIGUES
SEGUNDO GRUPO DE HOMENAGEADOS
SUB TEN PM JOSÉ SANTOS SANTANA
1O SGT PM JOÃO SIMÃO DE SOUZA
2O SGT PM EDIELSON JOSÉ DE CARVALHO
3O SGT PM DIEGO RODRIGO DE SOUZA
CB PM MYLENA DE SOUSA LEWIN
CB PM ERIKA CASTRO MENDES REZENDE
CB PM NILSON APARECIDO DA SILVA
CB PM ANDERSON ALVES DA CUNHA
CB PM DANIEL FERNANDO CORREA SANT’ANNA
CB PM JACONIAS BORGES DE CARVALHO
CB PM ROBERTO TADEU MANGINI
CB PM TIAGO INÁCIO NOVAES
SD PM RENAN ALVES MAIA
SD PM REGINALDO SOUZA NASCIMENTO
TERCEIRO GRUPO DE HOMENAGEADOS
DRA MARIA CLAUDIA DONATO
DR. SIDNEI LOBO PEDROSO JUNIOR
DR GILBERTO MARQUES BRUNO
DR JOSÉ CARLOS BRUNO
SR MILTON BASILE
SR PEDRO OSWALDO NASTRI
SR JOSE CÁSSIO MARTIN AUGÉ CORRÊA
SR FILIPE DA COSTA OLIVEIRA
SR ARTHUR PASCHOAL
SR OTÁVIO OKANO
Continência à Bandeira
Para Continência individual à Bandeira, sob o Comando do Cel PM Celso Luiz Pinheiro (todos de seus respectivos lugares).
...solicitamos a todos que adotem postura cívica de respeito. Com o não comparecimento do CORONEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO, vai comandar a continência o CAPITÃO PM SÉRGIO MARQUES.
(Em continência à Bandeira, apresentar armas...)
Saída do Pavilhão Nacional
Pedimos aos agraciados que retornem aos seus respectivos lugares.
Palavras do maior graduado
Convidamos a JUÍZA FEDERAL EXCELENTÍSSIMA DOUTORA MARIA ISABEL DO PRADO – JUÍZA TITULAR DA 5A VARA CRIMINAL EM SÃO PAULO para falar em nome dos agraciados. Com o não comparecimento da Doutora MARIA ISABEL DO PRADO, fala em nome dos agraciados o CAPITÃO PM SÉRGIO MARQUES.
Homenagem “Obra SP32”
AS SEGUINTES PERSONALIDADES SERÃO HOMENAGEADAS PELO NÚCLEO MMDC NORTE COM O MIMO, DENOMINADO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA, FEITO PELA OFICINA DE OBRAS DE ARTE “SP32”.
 - DEP. EST. CORONEL ÁLVARO BATISTA CAMILO – NÃO COMPARECEU
 - CAP PM RES ANTONIO CARLOS LUZ MAGALHÃES
 - DRA SILVIA REGINA GIOMETTI LUZ MAGALHÃES
 - SR. ANGELO MADEIRA NETO
 Profª Dra Janaína Conceição Paschoal para fazer uso da palavra.
Os participantes do evento aplaudem de pé o discurso da advogada.
Canção da PM – encerramento (face luto oficial pela morte do CARDEAL DOM EVARISTO ARNS, não é executada).
Encerrada a solenidade, a advogada JANAÍNA CONCEIÇÃO PASCHOAL é alvo de inúmeras fotos, sendo a principal autoridade desse evento. Vamos nos despedir do OBELISCO depois das 21 horas.
MARINEI CHALUB traz-me até em casa. Pretende ela descansar neste final de semana em sua casa de praia, onde passará o seu aniversário, a ser comemorado no domingo, dia 18.
CAMILA GIUDICE, agora Presidente do 58º Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, coloca no FACEBOOK:
Sexta-Feira, dia 16 de Dezembro de 2016, a Diretoria do Núcleo Academia de Cultura "Pró MMDC Fiant Eximia", da Sociedade Veteranos de 32 tomou posse, sendo presidido por CAMILA GIUDICE e diretoria composta por HELCIO DALLARI JÚNIOR, RODRIGO GUTENBERG, MARCELO COVATZ e JOSÉ D´AMICO BAUAB, todos membros fundadores. É um núcleo que tem por característica a produção cultural e difundir a história de 32. Em breve novidades! Crédito da foto: Photobook models
SIDNEI LOBO PEDROSO assim se pronuncia nas redes sociais:
Hoje no Obelisco do Ibirapuera, Eu, meu Filho Dr. SIDNEI LOBO JR., e colegas da Advogacia paulista, Dr.GILBERTO MARQUES BRUNO, seu estimado pai Dr. JOSÉ CARLOS BRUNO e Dra. MARY ANGEL MARQUES BRUNO, tivemos a honra de receber a medalha 🎖 Governador Pedro de Toledo ao lado da Professora e Advogada Dra. Janaina Paschoal que também foi condecorada.
Minha gratidão ao estimado Professor RODRIGO GUTENBERG RIG pela indicação de tão grande honraria, valeu amigo.


17 DE DEZEMBRO DE 2016    :    -    SÁBADO
Tenho interesse em saber a repercussão do evento de ontem à noite. Pelo facebook, pelas imagens e mensagens  recebidas, elaboro o seguinte:
MEUS AGRADECIMENTOS AO NÚCLEO MMDC-NORTE "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO" pela magnífica noite proporcionada ontem, DIA 16 DE DEZEMBRO, na cripta do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, quando foi entregue a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, com destaque para a advogada JANAÍNA PASCHOAL, autoridade em destaque durante todo o desenrolar da cerimônia. O PROFESSOR RODRIGO GUTENBERG, presidente do Núcleo, e sua diretoria merecem minha gratidão. Agora de manhã, por volta das 10 horas desde sábado, pude contabilizar, somente na minha página no facebook, cerca de 407 pessoas que visualizaram as imagens do evento. Naturalmente esse número deverá ser bem superior se contabilizarmos as demais páginas dos envolvidos na reunião da noite da sexta-feira, dia 16 de dezembro.
Meus parabéns a todos os agraciados com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, através de seu núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCYDES FIGUEIREDO”.

Durante o transcorrer desse sábado vou receber mais notícias a respeito da solenidade de ontem. Procuro organizar meus arquivos e ainda muita coisa fica para o domingo.

19 DE DEZEMBRO DE 2016
MARINEI CHALUB pede para sair do MUSEU MILITAR por volta das 14 horas. Vai levar seu filho GABRIEL ao médico. Por minha vez, depois de passar uma manhã dedicada ao computador, vou para o local de trabalho do MMDC por volta das 14 horas. Recebo vários telefonemas ligados aos nossos eventos de 22 de dezembro (entrega da MEDALHA DRÁUSIO) e 23 de dezembro (entrega do COLAR DA VITÓRIA, última solenidade do ano, uma vez que em seguida entraremos em gozo de trinta dias de férias administrativas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC).
Aguardo o horário das 17:20 horas, quando chega o SARGENTO ALEXANDRE para me levar a ITAPECERICA DA SERRA, onde faremos a entrega da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA em mais um evento do NÚCLEO MMDC-ITAPECERICA “GERALDO FARIA MARCONDES”.
ALEXANDRE quer ir pelo RODOANEL, mas um caminhão tombado na pista faz com que percamos muito tempo. O pior está por vir. Morre, em desastre de moto, o 1º TENENTE THIAGO SOUZA MONTEIRO TAVARES.     
POR *JORNALISTA KAREN SANTIAGO DE SEGUNDA-FEIRA, DEZEMBRO 19 TH, 2016 ·  SEM COMENTÁRIOS · EM COTIDIANO DESTAQUES ITAPECERICA DA SERRA
O tenente, Thiago Souza Monteiro Tavares, de 32 anos, do 25° Batalhão da Polícia Militar de Itapecerica da Serra faleceu no início da tarde desta segunda-feira, dia 19 de dezembro, em um acidente de motocicleta.
Informações iniciais indicam que ele trafegava pela rua Antônio Lopes da Silva, no centro de Itapecerica, quando tentou passar entre um ônibus e um caminhão, se desequilibrou, acabou caindo e um ônibus passou por cima de seu corpo.
O tenente foi socorrido para o Pronto Socorro central pelo SAMU, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Ele trabalhava na SJD (Setor de Justiça e Disciplina), estava na semana de folga, entretanto, como havia uma sessão de IPM (Inquérito Policial Militar) – do qual era presidente -, deslocou-se até o Batalhão e quando retornava para sua casa, sofreu queda de sua moto.
Monteiro, seu nome de farda, trabalhava há alguns anos na cidade e deixa esposa, filha de 5 anos e um enteado.
Seu corpo será velado e enterrado no Cemitério Memorial Paulista nesta terça, 20.
No evento da entrega das medalhas, na Câmara Municipal de ITAPECERICA, o SARGENTO ALEXANDRE faz as vezes de cerimonialista e conduz uma solenidade onde, por motivo de luto, não é tocado o HINO NACIONAL e os componentes do 25º BPMM são apresentados como indicados para a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, mas não a recebem por causa da morte do 1º TENENTE PM THIAGO SOUZA MONTEIRO TAVARES.
, NO OBELISCO DO IBIRAPUERA; DIA 22 DE DEZEMBRO, ÀS 15 HORAS, TAMBÉM NO OBELISCO. ENCERRARÁ, NO AUDITÓRIO DO CENTRO ODONTOLÓGICO, COM A ENTREGA DO COLAR DA VITÓRIA.
SOLENIDADE EM ITAPECERICA DA SERRA EM 19 DE DEZEMBRO DE 2016
SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC
NÚCLEO GERALDO FARIA MARCONDES
ITAPECERICA DA SERRA

SENHORAS E SENHORES BOA NOITE!
DESDE JÁ AGRADECEMOS O PRESIDENTE DESTA CASA DE LEIS, O EXCELENTÍSSIMO VEREADOR ALEX PIRES PELA CESSÃO DO USO DESTE PLENÁRIO PARA RECEBERMOS OS AGRACIADOS, AUTORIDADES CIVIS, MILITARES E CONVIDADOS PARA A CERIMÔNIA DE OUTORGA DAS MEDALHAS “CONSTITUCIONALISTA” E “MÉRITO DOS PACIFICADORES”.
COMPOSIÇÃO DA MESA DE AUTORIDADES
CONVIDAMOS O PRESIDENTE DO NÚCLEO GERALDO FARIA MARCONDES, 1º SGT PM ALEXANDRE SANTOS ALBINO PARA COMPOR A MESA E RECEPCIONAR AS DEMAIS AUTORIDADES:
O 1º SGT PM ALEXANDRE SANTOS ALBINO CONVIDA E RECEPCIONA O PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL PM MARIO FONSECA VENTURA;
PRESIDENTE DA SOCIEDADE CULTURAL VETERANOS DO REGIMENTO RAPOSO TAVARES 2º SGT REFORMADO DO EXERCITO BRASILEIRO SR VALDECIR GOMES FIGUEIRA
MINUTO DE SILÊNCIO FALECIMENTO 1º TEN PM MONTEIRO
CANTO DO HINO NACIONAL (NÃO É EXECUTADO EM SINAL DE LUTO PELA MORTE DO 1º TENENTE THIAGO SOUZA MONTEIRO TAVARES)
APRESENTAÇÃO DO VÍDEO
LEITURA DA NOTA ALUSIVA A DATA
OUTORGA DA MEDALHA “CONSTITUCIONALISTA”
A “MEDALHA CONSTITUCIONALISTA” É UMA COMENDA, OFICIALIZADA PELO DECRETO Nº 29.896, DE 10 DE MAIO DE 1.989, DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.  
A “MEDALHA CONSTITUCIONALISTA”, FOI CRIADA COM O FIM DE GALARDOAR PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS, NACIONAIS OU ESTRANGEIRAS, QUE POR SEUS MÉRITOS E SERVIÇOS RELEVANTES PRESTADOS À SÃO PAULO E AO CULTO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, SE TENHAM TORNADO PESSOAS DIGNAS DE DISTINÇÃO.
É UMA COMENDA EMÉRITA SIGNIFICATIVA, POIS, REPRESENTA TODO O PROCESSO DE CIVISMO E PATRIOTISMO, DO SACRIFÍCIO QUE MUITOS TIVERAM, INCLUSIVE PAGANDO COM O SANGUE DE SUAS PRÓPRIAS VIDAS, PARA QUE CONSOLIDÁSSEMOS O NOSSO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO EM NOSSO PAÍS, ATRAVÉS DA CONQUISTA DA NOSSA CONSTITUIÇÃO QUE VALIDA AS GARANTIAS E DIREITOS INDIVIDUAIS À TODO O POVO BRASILEIRO. NESTE MISTER, HÁ DE SE DESTACAR O SACRIFÍCIO HERÓICO DOS QUATRO JOVENS M.M.D.C.
A “MEDALHA CONSTITUCIONALISTA”, É PORTANTO UMA COMENDA EMÉRITA DEFINITIVA, POIS PERPETUARÁ A GRATIDÃO E O RECONHECIMENTO, PARA TODO O SEMPRE, DOS QUE CUMPRIRAM ESTA JORNADA CÍVICA PARA COM AQUELES QUE, HOJE E NO FUTURO, CONTINUAREM ABRAÇANDO OS MESMOS IDEAIS DE DEMOCRACIA, LIBERDADE E AMOR À LEGALIDADE PELOS QUAIS SE BATERAM OS HERÓIS E VETERANOS DE 32.
PARA SEREM AGRACIADOS COM TAL HONRARIA CHAMAMOS PARA OCUPAREM LOCAL DE DESTAQUE:
ESSES POLICIAIS MILITARES E O CMT DA GUARDA CIVIL DE ITAPECERICA DA SERRA, CADA UM EM SUA ESFERA DE ATUAÇÃO, CUMPREM DE FORMA HONROSA A PROFISSÃO QUE ABRAÇARAM, AUXILIANDO, DEFENDENDO E PROTEGENDO  A POPULAÇÃO PAULISTA, MOTIVOS QUE OS FAZEM DIGNOS DO RECONHECIMENTO E MERECEDORES DE RECEBEREM A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA
CAP PM EDGAR PINEZZI DE MELLO
SUBTEN PM ALESSANDRO APARECIDO DE JESUS (QUE AO SER PROMOVIDO A SUBTEN, EM HOMENAGEM AO SEU PAI, IM MÉMORIA, MUDOU SEU NOME DE GUERRA PARA A. DE JESUS)
CB PM VANDER VICENTE DOS SANTOS
CB  PM NIVALDO JOSÉ NONATO
CB PM CLAUDIO MENDES DE OLIVEIRA
SD PM ALFARANO FERNANDES DE CARVALHO
SD DENIS ALEXANDRE NOGUEIRA
GCM RICARDO NEVES DA SILVA
CONVIDAMOS O PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL PM MARIO FONSECA VENTURA PARA REALIZAR A OUTORGA E DEMAIS AUTORIDADES DA MESA PARA OS CUMPRIMENTOS.
SOLICITAMOS QUE OS AGRACIADOS RETORNEM AOS SEUS LUGARES
CONTINUANDO COM A OUTORGA DA MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, CHAMAMOS PARA OCUPAREM LOCAL DE DESTAQUE OS POLICIAIS MILITARES QUE TAMBÉM CUMPREM DE FORMA HONROSA A PROFISSÃO QUE ABRAÇARAM, AUXILIANDO, DEFENDENDO E PROTEGENDO  A POPULAÇÃO PAULISTA, MOTIVOS QUE OS FAZEM DIGNOS DO RECONHECIMENTO E MERECEDORES DE RECEBEREM A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA:
2º SGT PM RICARDO LUIZ GRAZIANO
CB PM IONE MARIA GRÜN
CB PM GERALDO CRUZ JUNIOR
CB PM ANDRÉ GEORGE NERES DE FARIAS
SD PM FERNANDO HENRIQUE DE ARRUDA FERREIRA
SD PM FELIPE PIRES DE CAMARGO
SD PM HERIK ZANI FERNANDES DA SILVA
SD PM LEONARDO MARQUES DE SOUZA
CONVIDAMOS O PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL PM MARIO FONSECA VENTURA PARA REALIZAR A OUTORGA E DEMAIS AUTORIDADES DA MESA PARA OS CUMPRIMENTOS.
SOLICITAMOS QUE OS AGRACIADOS RETORNEM AOS SEUS LUGARES
FINALIZANDO A OUTORGA DA MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, CHAMAMOS PARA OCUPAREM LOCAL DE DESTAQUE OS MILITARES E O CIDADÃO CIVIL QUE ASSIM COMO OS DEMAIS CUMPREM DE FORMA HONROSA A PROFISSÃO QUE ABRAÇARAM, AUXILIANDO, DEFENDENDO E PROTEGENDO  A POPULAÇÃO PAULISTA, MOTIVOS QUE OS FAZEM DIGNOS DO RECONHECIMENTO E MERECEDORES DE RECEBEREM A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA:
2º SGT REFORMADO DO EXERCITO BRASILEIRO E TAMBÉM PRESIDENTE DA SOCIEDADE CULTURAL VETERANOS DO REGIMENTO RAPOSO TAVARES
SR VALDECIR GOMES FIGUEIRA
CB PM ADRIANA DE LIMA OLIVEIRA
CB PM DANILO GOMES
SD PM FABRICIO BARBOSA VIEIRA RODRIGUES
SD PM DANIEL JORGE COSTA GOMES
SD PM JOÃO PAULO ROCHA
SD PM JONATHAN LARA DE BRITO
SD PM RAFAEL RODRIGUES DE MOURA
ALESSANDRO FAGUNDES DE BARROS
CONVIDAMOS O PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL PM MARIO FONSECA VENTURA PARA REALIZAR A OUTORGA E DEMAIS AUTORIDADES DA MESA PARA OS CUMPRIMENTOS.
SOLICITAMOS QUE OS AGRACIADOS E AUTORIDADES RETORNEM AOS SEUS LUGARES
NESTE SEGUNDO MOMENTO DA NOSSA SOLENIDADE O NÚCLEO “GERALDO FARIA MARCONDES” DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC REPRESENTANDO A CONSULTORIA NACIONAL DE OUTORGAS - CNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, A QUAL APÓS ANALISAR AS INDICAÇÕES ENCAMINHADAS POR ESTE NÚCLEO, CONCEDEU A MEDALHA “MÉRITO DOS PACIFICADORES” AOS AGRACIADOS QUE CHAMAREMOS PARA OCUPAREM LOCAL DE DESTAQUE.
A MEDALHA MÉRITO DOS PACIFICADORES FOI CRIADA PELA PORTARIA CNO 0023/2007 DO DIRETOR PRESIDENTE DA ENTIDADE E NO DIA 20 DE JUNHO DE 2007 E RECEBEU O CÓDIGO B12 DO ADT/DCEM-DGP NR 025 DE 20/6/2007 – MINISTÉRIO DA DEFESA/EXÉRCITO BRASILEIRO E TEM COMO OBJETIVO RECONHECER O TRABALHO QUE REALIZAM OU REALIZARAM OS MILITARES BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS MEMBROS DAS FORÇAS DE PAZ DA ONU; OS MILITARES OU CIVIS BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS QUE SERVIRAM NO EXTERIOR REPRESENTANDO SEU PAÍS; OS MEMBROS BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS DOS SERVIÇOS DE BUSCA E SALVAMENTO; OS MEMBROS DAS POLÍCIAS MILITARES BRASILEIRAS OU ESTRANGEIRAS NA PROTEÇÃO À SOCIEDADE, OS RELIGIOSOS BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS PERTENCENTES ÀS MISSÕES HUMANITÁRIAS DE QUALQUER PARTE DO MUNDO E TAMBÉM OSCOLABORADORES DIRETOS OU INDIRETOS DESSAS OPERAÇÕES OU AINDA QUEM, A QUALQUER MOMENTO TIVESSE DIVULGADO E ENALTECIDO PUBLICAMENTE ESSES SERVIÇOS.
PARA SEREM AGRACIADOS COM TAL HONRARIA CHAMAMOS PARA OCUPAREM LOCAL DE DESTAQUE OS MILITARES E CIDADÃOS CIVIS QUE SEMPRE SE DESTACARAM NA PRESTEZA EM SERVIR AO PRÓXIMO, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, POSIÇÃO SOCIAL E RELIGIOSA:
CAPITÃO PM MAURICIO DA MOTA
1º SGT PM EDSON DE OLIVEIRA SOUZA
1º SGT PM CRISTIANO VAZ COELHO
CB PM ADRIANA DE LIMA OLIVEIRA
CB PM DANILO GOMES
SR. ROGERIO CRIMANELI DE OLIVEIRA
SRA. MARIA CECILIA GRANADOS
SR. MARCO ANTONIO JOSÉ
SR. WILLIAN DE MORAES RÉDUA
SR. HIDEO KURAMOTO
PARA REALIZAR A OUTORGA DA MEDALHA “MÉRITO DOS PACIFICADORES” CONVIDAMOS O PRSIDENTE DO NÚCLEO “GERALDO FARIA MARCONDES” DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32- MMDC O 1º SGT PM ALEXANDRE SANTOS ALBINO, ACOMPANHADO DO PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL PM MARIO FONSECA VENTURA E DEMAIS AUTORIDADES DA MESA PARA OS CUMPRIMENTOS.
SOLICITAMOS QUE OS AGRACIADOS E AUTORIDADES RETORNEM AOS SEUS LUGARES
PALAVRAS DAS AUTORIDADES:
1º SGT PM ALEXANDRE SANTOS ALBINO – PRESIDENTE DO NÚCLEO
CEL PM MARIO FONSECA VENTURA – PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 -MMDC
PARABENIZAMOS AOS CONDECORADOS DESTA NOITE E AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS DAMOS POR ENCERRADA A SOLENIDADE E DESEJAMOS
UMA BOA NOITE E BOM RETORNO AOS SEUS LARES

SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC
NÚCLEO GERALDO FARIA MARCONDES
ITAPECERICA DA SERRA

AOS AMIGOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO E DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC.
ANTERIORMENTE HAVIA PUBLICADO O ROTEIRO ORIGINAL DO QUE SERIA MAIS UMA SOLENIDADE DO NÚCLEO “GERALDO FARIA MARCONDES” DE ITAPECERICA DA SERRA, MAS VENHO RETIFICAR O TEXTO, POIS NAQUELA TARDE FATÍDICA, NÃO PODIAMOS NOS ABSTER DE HONRAR O COMPROMISSO PREVIAMENTE AGENDADO COM PESSOAS QUE ALTERARAM SUAS AGENDAS, SE DESLOCARAM DE LONGE, LEVARAM FAMILIARES PARA UM MOMENTO SOLENE, PORÉM, EM ATO DE RESPEITO AO FALECIMENTO DO 1º TEN PM THIAGO SOUZA MONTEIRO TAVARES TODO O ROTEIRO FOI ALTERADO PARA O QUE SEGUE.

SENHORAS E SENHORES BOA NOITE!
INFELIZMENTE NESSA NOITE, ESTAMOS AQUI PARA HONRAR NOSSO COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE, MAS É COM PESAR QUE, SUCINTAMENTE, REALIZAREMOS NOSSA SOLENIDADE, POIS NESSA TARDE, FOMOS PEGO DE SURPRESA COM O FALECIMENTO DO 1º TEN PM THIAGO SOUZA MONTEIRO TAVARES DO 25º BPM/M EM ACIDENTE DE TRÂNSITO.  DIANTE DESTA SITUAÇÃO TRISTE E LUTO NO 25º BPM/M FIZEMOS ALTERAÇÕES NO PROTOCOLO DESTA NOITE.
DESDE JÁ AGRADECEMOS O PRESIDENTE DESTA CASA DE LEIS, O EXCELENTÍSSIMO VEREADOR ALEX PIRES PELA CESSÃO DO USO DESTE PLENÁRIO PARA RECEBERMOS OS AGRACIADOS, AUTORIDADES CIVIS, MILITARES E CONVIDADOS PARA A CERIMÔNIA DE OUTORGA DAS MEDALHAS “CONSTITUCIONALISTA” E “MÉRITO DOS PACIFICADORES”.

COMPOSIÇÃO DA MESA DE AUTORIDADES
CONVIDAMOS O PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL PM MARIO FONSECA VENTURA PARA COMPOR A MESA E RECEPCIONAR AS DEMAIS AUTORIDADES:
CAP PM EDGAR PINEZZI DE MELLO DA CASA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL DE ITAPECERICA DA SERRA - GCM RICARDO NEVES DA SILVA
PRESIDENTE DA SOCIEDADE CULTURAL VETERANOS DO REGIMENTO RAPOSO TAVARES 2º SGT REFORMADO DO EXERCITO BRASILEIRO SR VALDECIR GOMES FIGUEIRA
EM RESPEITO AO FALECIMENTO DO TEN PM THIAGO SOUZA MONTEIRO TAVARES NÃO ENTOAREMOS O CANTO DO HINO NACIONAL E SIM FAREMOS UM MINUTO DE SILÊNCIO
APRESENTAÇÃO DO VÍDEO REFERENTE AOS BRAVOS QUE TOMBARAM E HOJE TEM AS INICIAIS DE SEUS NOMES COMPONDO A SIGLA MMDC
OUTORGA DA MEDALHA “CONSTITUCIONALISTA”
DEVIDO AO LUTO OS POLICIAIS MILITARES DO 25º BPM/M PRESENTES NÃO IRÃO RECEBER A MEDALHA NESTA DATA, MAS EM RESPEITO AOS MILICIANOS E SEUS FAMILARES APENAS CITAREMOS OS NOMES DE CADA HOMENAGEADO
A “MEDALHA CONSTITUCIONALISTA” É UMA COMENDA, OFICIALIZADA PELO DECRETO Nº 29.896, DE 10 DE MAIO DE 1.989, DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.  
A “MEDALHA CONSTITUCIONALISTA”, FOI CRIADA COM O FIM DE GALARDOAR PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS, NACIONAIS OU ESTRANGEIRAS, QUE POR SEUS MÉRITOS E SERVIÇOS RELEVANTES PRESTADOS À SÃO PAULO E AO CULTO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, SE TENHAM TORNADO PESSOAS DIGNAS DE DISTINÇÃO.
É UMA COMENDA EMÉRITA SIGNIFICATIVA, POIS, REPRESENTA TODO O PROCESSO DE CIVISMO E PATRIOTISMO, DO SACRIFÍCIO QUE MUITOS TIVERAM, INCLUSIVE PAGANDO COM O SANGUE DE SUAS PRÓPRIAS VIDAS, PARA QUE CONSOLIDÁSSEMOS O NOSSO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO EM NOSSO PAÍS, ATRAVÉS DA CONQUISTA DA NOSSA CONSTITUIÇÃO QUE VALIDA AS GARANTIAS E DIREITOS INDIVIDUAIS À TODO O POVO BRASILEIRO. NESTE MISTER, HÁ DE SE DESTACAR O SACRIFÍCIO HERÓICO DOS QUATRO JOVENS M.M.D.C.
A “MEDALHA CONSTITUCIONALISTA”, É PORTANTO UMA COMENDA EMÉRITA DEFINITIVA, POIS PERPETUARÁ A GRATIDÃO E O RECONHECIMENTO, PARA TODO O SEMPRE, DOS QUE CUMPRIRAM ESTA JORNADA CÍVICA PARA COM AQUELES QUE, HOJE E NO FUTURO, CONTINUAREM ABRAÇANDO OS MESMOS IDEAIS DE DEMOCRACIA, LIBERDADE E AMOR À LEGALIDADE PELOS QUAIS SE BATERAM OS HERÓIS E VETERANOS DE 32.
PARA SEREM AGRACIADOS COM TAL HONRARIA CHAMAMOS PARA OCUPAREM LOCAL DE DESTAQUE:
OS POLICIAIS MILITARES E O CMT DA GUARDA CIVIL DE ITAPECERICA DA SERRA, CADA UM EM SUA ESFERA DE ATUAÇÃO, CUMPREM DE FORMA HONROSA A PROFISSÃO QUE ABRAÇARAM, AUXILIANDO, DEFENDENDO E PROTEGENDO  A POPULAÇÃO PAULISTA, MOTIVOS QUE OS FAZEM DIGNOS DO RECONHECIMENTO E MERECEDORES DE RECEBEREM A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA
CAP PM EDGAR PINEZZI DE MELLO
GCM RICARDO NEVES DA SILVA
AOS DEMAIS AGRADECEMOS, ESTENDEMOS NOSSOS SENTIMENTOS E SALIENTAMOS QUE EM DATA OPORTUNA RECEBERÃO A HONRARIA
SUBTEN PM ALESSANDRO APARECIDO DE JESUS (QUE AO SER PROMOVIDO A SUBTEN, EM HOMENAGEM AO SEU PAI, IM MÉMORIA, MUDOU SEU NOME DE GUERRA PARA A. DE JESUS)
CB PM VANDER VICENTE DOS SANTOS
CB  PM NIVALDO JOSÉ NONATO
CB PM CLAUDIO MENDES DE OLIVEIRA
SD PM ALFARANO FERNANDES DE CARVALHO
SD DENIS ALEXANDRE NOGUEIRA
CONVIDAMOS O PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL PM MARIO FONSECA VENTURA PARA REALIZAR A OUTORGA DA MEDALAHA CONSTITUCIONALISTA ACOMPAHADO PELAS DEMAIS AUTORIDADES DA MESA PARA OS CUMPRIMENTOS.
SOLICITAMOS QUE OS AGRACIADOS RETORNEM AOS SEUS LUGARES

CONTINUANDO COM A OUTORGA DA MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, CHAMARIAMOS PARA OCUPAREM LOCAL DE DESTAQUE OS POLICIAIS MILITARES QUE TAMBÉM CUMPREM DE FORMA HONROSA A PROFISSÃO QUE ABRAÇARAM, AUXILIANDO, DEFENDENDO E PROTEGENDO A POPULAÇÃO PAULISTA, MOTIVOS QUE OS FAZEM DIGNOS DO RECONHECIMENTO E MERECEDORES DE RECEBEREM A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA,
PORÉM AGRADECEMOS, ESTENDEMOS NOSSOS SENTIMENTOS E SALIENTAMOS QUE EM DATA OPORTNUA RECEBERAM A HONRARIA
2º SGT PM RICARDO LUIZ GRAZIANO
CB PM IONE MARIA GRÜN
CB PM GERALDO CRUZ JUNIOR
CB PM ANDRÉ GEORGE NERES DE FARIAS
SD PM FERNANDO HENRIQUE DE ARRUDA FERREIRA
SD PM FELIPE PIRES DE CAMARGO
SD PM HERIK ZANI FERNANDES DA SILVA
SD PM LEONARDO MARQUES DE SOUZA

FINALIZANDO A OUTORGA DA MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, CHAMAMOS PARA OCUPAREM LOCAL DE DESTAQUE OS MILITARES E O CIDADÃO CIVIL QUE ASSIM COMO OS DEMAIS CUMPREM DE FORMA HONROSA A PROFISSÃO QUE ABRAÇARAM, AUXILIANDO, DEFENDENDO E PROTEGENDO A POPULAÇÃO PAULISTA, MOTIVOS QUE OS FAZEM DIGNOS DO RECONHECIMENTO E MERECEDORES DE RECEBEREM A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA:
2º SGT REFORMADO DO EXERCITO BRASILEIRO E TAMBÉM PRESIDENTE DA SOCIEDADE CULTURAL VETERANOS DO REGIMENTO RAPOSO TAVARES
SR VALDECIR GOMES FIGUEIRA
SR ALESSANDRO FAGUNDES DE BARROS
AOS DEMAIS AGRADECEMOS, ESTENDEMOS NOSSOS SENTIMENTOS E SALIENTAMOS QUE EM DATA OPORTNUA RECEBERAM A HONRARIA
CB PM ADRIANA DE LIMA OLIVEIRA (QUE NÃO SE FAZ PRESENTE POR ESTAR NESSE MOMENTO CUMPRINDO SUA MISSÃO QUE, INFELIZMENTE É AUXILIAR O COMANDANTE E OS FAMILIARES DO 1º TEN PM THIAGO SOUZA MONTEIRO TAVARES QUANTO AO FUNERAL E SEPULTAMENTO E APROVEITAMOS PARA AGRADECER O SEU ESPOSO LUCIANO QUE VEIO REPRESENTÁ-LA)
CB PM DANILO GOMES
SD PM FABRICIO BARBOSA VIEIRA RODRIGUES
SD PM DANIEL JORGE COSTA GOMES
SD PM JOÃO PAULO ROCHA
SD PM JONATHAN LARA DE BRITO
SD PM RAFAEL RODRIGUES DE MOURA

CONVIDAMOS O PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL PM MARIO FONSECA VENTURA ACOMPAHADO DAS DEMAIS AUTORIDADES DA MESA PARA OS CUMPRIMENTOS.
SOLICITAMOS QUE OS AGRACIADOS E AUTORIDADES RETORNEM AOS SEUS LUGARES
NESTE SEGUNDO MOMENTO DA NOSSA SOLENIDADE O NÚCLEO “GERALDO FARIA MARCONDES” DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC REPRESENTANDO A CONSULTORIA NACIONAL DE OUTORGAS - CNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, A QUAL APÓS ANALISAR AS INDICAÇÕES ENCAMINHADAS POR ESTE NÚCLEO, CONCEDEU A MEDALHA “MÉRITO DOS PACIFICADORES” AOS AGRACIADOS QUE CHAMAREMOS PARA OCUPAREM LOCAL DE DESTAQUE.

A MEDALHA MÉRITO DOS PACIFICADORES FOI CRIADA PELA PORTARIA CNO 0023/2007 DO DIRETOR PRESIDENTE DA ENTIDADE E NO DIA 20 DE JUNHO DE 2007 E RECEBEU O CÓDIGO B12 DO ADT/DCEM-DGP NR 025 DE 20/6/2007 – MINISTÉRIO DA DEFESA/EXÉRCITO BRASILEIRO E TEM COMO OBJETIVO RECONHECER O TRABALHO QUE REALIZAM OU REALIZARAM OS MILITARES BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS MEMBROS DAS FORÇAS DE PAZ DA ONU; OS MILITARES OU CIVIS BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS QUE SERVIRAM NO EXTERIOR REPRESENTANDO SEU PAÍS; OS MEMBROS BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS DOS SERVIÇOS DE BUSCA E SALVAMENTO; OS MEMBROS DAS POLÍCIAS MILITARES BRASILEIRAS OU ESTRANGEIRAS NA PROTEÇÃO À SOCIEDADE, OS RELIGIOSOS BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS PERTENCENTES ÀS MISSÕES HUMANITÁRIAS DE QUALQUER PARTE DO MUNDO E TAMBÉM OS COLABORADORES DIRETOS OU INDIRETOS DESSAS OPERAÇÕES OU AINDA QUEM, A QUALQUER MOMENTO TIVESSE DIVULGADO E ENALTECIDO PUBLICAMENTE ESSES SERVIÇOS.

PARA SEREM AGRACIADOS COM TAL HONRARIA CHAMARIAMOS PARA OCUPAREM LOCAL DE DESTAQUE OS MILITARES, MAS DEVIDO AO LUTO NO 25º BPM/M, OS MILITARES QUE PERTENCEM A UNIDADE RECEBERAM EM DATA OPOTUNA, POR TANTO, CHAMAMOS OS DEMAIS AGRACIADOS QUE SEMPRE SE DESTACARAM NA PRESTEZA EM SERVIR AO PROXIMO, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, POSIÇÃO SOCIAL E RELIGIOSA:
1º SGT PM CRISTIANO VAZ COELHO
SR. ROGERIO CRIMANELI DE OLIVEIRA
SRA. MARIA CECILIA GRANADOS
SR. MARCO ANTONIO JOSÉ
SR. WILLIAN DE MORAES RÉDUA
SR. HIDEO KURAMOTO (NÃO PRESENTE)
AOS DEMAIS AGRADECEMOS, ESTENDEMOS NOSSOS SENTIMENTOS E SALIENTAMOS QUE EM DATA OPORTNUA RECEBERAM A HONRARIA
CAPITÃO PM MAURICIO DA MOTA (NÃO PRESENTE)
1º SGT PM EDSON DE OLIVEIRA SOUZA
CB PM ADRIANA DE LIMA OLIVEIRA (NÃO PRESENTE)
CB PM DANILO GOMES
PARA REALIZAR A OUTORGA DA MEDALHA “MÉRITO DOS PACIFICADORES” CONVIDAMOS O PRSIDENTE DO NÚCLEO “GERALDO FARIA MARCONDES” DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32- MMDC O 1º SGT PM ALEXANDRE SANTOS ALBINO, ACOMPANHADO DO PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL PM MARIO FONSECA VENTURA E DEMAIS AUTORIDADES DA MESA PARA OS CUMPRIMENTOS.
SOLICITAMOS QUE OS AGRACIADOS E AUTORIDADES RETORNEM AOS SEUS LUGARES
PALAVRAS DAS AUTORIDADES:
PARABENIZAMOS AOS CONDECORADOS DESTA NOITE, AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS E PEDIMOS DESCULPAS PELA SOLENIDADE SERENA E TRISTE QUE OFERECEMOS AOS SENHORES, POIS POR FORÇA DA RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO AQUI ESTAMOS, MAS A REALIZAMOS DE FORMA SUCINTA, E POR ATÉ CANCELAMOS UM COQUETEL QUE SERIA SERVIDO APÓS A CERIMONIA, SENDO ASSIM DAMOS POR ENCERRADA A SOLENIDADE E DESEJAMOS UMA BOA NOITE E BOM RETORNO AOS SEUS LARES.
Após o evento, vamos deixar ITAPECERICA. O LUCIANO, marido da CABO PM ADRIANA (empenhada na morte do tenente), vai me conduzir a GUARULHOS. LUCIANO já foi PM e serviu na região de REGISTRO (14º BPMI). Lembramos os oficiais que trabalharam nessa época nessa Unidade, nos anos 1987 em diante. Um deles é o nosso companheiro de turma, então TENENTE-CORONEL PM ALBINO CARLOS PAZELLI. LUCIANO fala sobre o EXPEDITO, o RONALDO, enfim, vários oficiais que por ali passaram. Versado em informática, foi servir no CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS na PMESP. Por várias razões, pediu baixa na Corporação.

22 DE DEZEMBRO DE 2016    :   -   QUARTA-FEIRA
O DIÁRIO OFICIAL PUBLICA O DECRETO Nº 62.323 OFICIALIZANDO A MEDALHA “COMBATENTES DE 32”, do NÚCLEO MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES:
DECRETO Nº 62.323, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2016
Dispõe sobre a oficialização da Medalha “Combatentes de 32” evocativa aos Combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, instituída pelo Núcleo M.M.D.C - Atibaia “Soldado Bento Soares”
GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e à vista da manifestação do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, Decreta:
Artigo 1º - Fica oficializada, sem ônus para os cofres públicos, a Medalha “Combatentes de 32” evocativa aos Combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, instituída pelo Núcleo M.M.D.C - Atibaia “Soldado Bento Soares”, nos termos do regulamento que acompanha este decreto.
Artigo 2º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação. Palácio dos Bandeirantes, 20 de dezembro de 2016
GERALDO ALCKMIN Samuel Moreira da Silva Junior Secretário-Chefe da Casa Civil Saulo de Castro Abreu Filho Secretário de Governo Publicado na Secretaria de Governo, aos 20 de dezembro de 2016.
“REGULAMENTO DA MEDALHA “COMBATENTES DE 32” a que se refere o artigo 1º do Decreto nº 62.323, de 20 de dezembro de 2016
Artigo 1º - A Medalha “Combatentes de 32” evocativa aos Combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, instituída pelo Núcleo M.M.D.C - Atibaia “Soldado Bento Soares”, tem por objetivo galardoar as personalidades civis, eclesiásticas e militares, instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que contribuam para engrandecimento deste Núcleo, ou prestem relevantes serviços à gente de Atibaia, de São Paulo e do Brasil e que sejam merecedores de especial distinção.
Artigo 2º - A Medalha “Combatentes de 32” é assim descrita:
I - anverso: escudo português, de prata, 13mm (treze milí- metros) de largura, por 17mm (dezessete milímetros) de altura, ao centro a efígie de um combatente de 32, do mesmo, voltado à destra, portando um fuzil em sua mão esquerda, e com o braço direito erguido empunhando a bandeira do Estado de São Paulo com suas cores próprias; sobreposto a uma cruz fantasia (com os quatro braços terminado em formato de cauda de baleia) de 40mm (quarenta milímetros) de diâmetro de prata (branco), e carregada de goles (vermelho);
II - reverso: no escudo, em relevo caracteres versais maiúsculos a seguinte inscrição, assim:
a)    M.M.D.C.; b) ALTIOR; c) ALTISSIMO; d) SEMPER; e) ATIBAIA;
III – A medalha pende de uma alegoria de prata (branco) de 40mm (quarenta milímetros) de largura por 18mm (dezoito milímetros) de altura em formato vazado de asas estilizadas de uma águia, com a inscrição em caracteres versais maiúsculos “COMBATENTES DE 32”, atada a duas correntes laterais, que se encontram presas a prendedor de medalhas retangular de 40mm (quarenta milímetros) de largura por 13mm (treze milímetros) de altura, ao centro a inscrição em caracteres versais maiúsculos: M.M.D.C. ATIBAIA, orlado por estrelas de cinco pontas; entre estes extremos uma plaqueta retangular de 40mm (quarenta milímetros) de largura por 8mm (oito milímetros) de altura, apoiada em ambas as correntes, tem assentada ao centro um broquel de goles (vermelho), de 14mm (quatorze milímetros) de diâmetro, e no abismo um capacete de aço (da revolução constitucionalista de 1932) de sable (preto), orlado de prata, com uma coroa de morangos ao natural, no verso desta plaqueta, encontra-se inscrito em caracteres versais maiúsculos, a denominação do Núcleo MMDC de Atibaia – SOLDADO BENTO SOARES.
§ 1º - Acompanhará a Medalha o Diploma.
§ 2º - O diploma terá as características e dizeres a serem estabelecidos pela Comissão de Medalhas do Núcleo M.M.D.C - Atibaia “Soldado Bento Soares”, designada pela Diretoria, de que trata o artigo 3º deste regulamento.
Artigo 3º - A Comissão de Medalhas, prevista no Estatuto Social do Núcleo M.M.D.C. - Atibaia “Soldado Bento Soares”, possui amplos poderes para decisão da concessão da condecoração de que trata este regulamento. Parágrafo único – A Comissão de Medalhas que trata “caput” deste artigo será regida por um Regimento Interno aprovado pela Presidência do Núcleo M.M.D.C. - Atibaia “Soldado Bento Soares”.
Artigo 4º - A Comissão de Medalhas será composta pelo Presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC, que a presidirá, pelo Presidente Deliberativo, pelo Presidente Executivo e pelo Diretor de Medalhas, todos do Núcleo M.M.D.C. - Atibaia “Soldado Bento Soares”, podendo ser designados suplentes até o limite de dois. Parágrafo único – O Presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC, em exercício, terá o voto de qualidade no caso de empate na votação.
Artigo 5º - A Medalha “Combatentes de 32” de que trata este regulamento, será concedida pelos Presidentes Deliberativo e Executivo do Núcleo, em exercício.
Artigo 6º - As propostas para a concessão da medalha serão dirigidas à Comissão de Medalhas do Núcleo, em formulário próprio e se farão acompanhar do “Curriculum Vitae” do proposto, bem como das razões que as justifiquem, devendo ser administrada por esta Comissão em conformidade com o estabelecido neste regulamento. Parágrafo único – A condecoração poderá ser concedida a título póstumo.
Artigo 7º - A aprovação das propostas dependerá da maioria absoluta de votos na Comissão de Medalhas do Núcleo, “ad referendum” do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.
Artigo 8º - Os diplomas, acompanhados do “Curriculum Vitae” do indicado, serão encaminhados ao Conselho Estadual de Honrarias e Mérito para deliberação e registro. Parágrafo único – A recusa do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito em registrar o diploma, importará no cancelamento da indicação.
Artigo 9º - A entrega da venera será feita quando aprouver ao sodalício, mas de forma solene, com vistas a valorizar o Núcleo M.M.D.C. - Atibaia “Soldado Bento Soares”.
Artigo 10 - Perderá o direito ao uso de honraria recebida, devendo restituí-la ao Núcleo M.M.D.C. - Atibaia “Soldado Bento Soares”, juntamente com os seus complementos, o agraciado que por qualquer motivo venha a denegrir a imagem do M.M.D.C. e ou Sociedade Veteranos de 32, e tenha sido condenado, por Tribunal da Justiça Civil e ou Militar, ressalvada a sua defesa.
Artigo 11 - Na hipótese da extinção dessa condecoração, no todo ou em parte, seus cunhos, exemplares e complementos remanescentes, serão recolhidos ao Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, sem ônus para os cofres públicos. Parágrafo único – A medida de que trata o “caput” deste artigo, será determinada pela Comissão, por maioria absoluta dos votos de seus membros, comunicando-se ao Conselho Estadual de Honrarias ao Mérito.
Artigo 12 - O presente regulamento somente poderá ser alterado após submissão ao Conselho Estadual de Honrarias ao Mérito.

Também o DIÁRIO OFICIAL PUBLICA O DECRETO Nº 62 326 oficializando as condecorações do NÚCLEO MMDC-ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS, TENENTE-CORONEL ÁLVARO MARTINS – AUDABES BOMBEIROS, LUZ DA PÁTRIA:
DECRETO Nº 62.326, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2016
Dispõe sobre a oficialização das “Condecorações Audazes Bombeiros, Luz da Pátria”, instituídas pela Sociedade Veteranos de 32 - MMDC - Núcleo Escola Superior de Bombeiros - Tenente Coronel Álvaro Martins - “Audazes Bombeiros, Luz da Pátria”
GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e à vista da manifestação do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, Decreta:
Artigo 1º- Ficam oficializadas, sem ônus para os cofres públicos, as “Condecorações Audazes Bombeiros, Luz da Pátria”, instituídas pela Sociedade Veteranos de 32 – MMDC – Núcleo Escola Superior de Bombeiros - Tenente Coronel Álvaro Martins - “Audazes Bombeiros, Luz da Pátria”, nos termos do Regulamento que acompanha este decreto.
Artigo 2º- Este decreto entra em vigor na data de sua publicação. Palácio dos Bandeirantes, 20 de dezembro de 2016 GERALDO ALCKMIN Samuel Moreira da Silva Junior Secretário-Chefe da Casa Civil Saulo de Castro Abreu Filho Secretário de Governo Publicado na Secretaria de Governo, aos 20 de dezembro de 2016.
REGULAMENTO DAS “CONDECORAÇÕES AUDAZES BOMBEIROS, LUZ DA PÁTRIA”. a que se refere o artigo 1º do Decreto nº 62.326, de 20 de dezembro de 2016 Artigo 1º - O conjunto de condecorações instituídas pela Sociedade Veteranos de 32 - MMDC - Núcleo Escola Superior de Bombeiros - Tenente Coronel Álvaro Martins - “Audazes Bombeiros, Luz da Pátria”, tem por objetivo galardoar as personalidades civis, militares, instituições públicas e privadas, que tenham contribuído para o maior brilho da Escola Superior de Bombeiros “Cel PM Paulo Marques Pereira” ou, de algum modo, prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo, particularmente na área de ensino, capacitação e instrução da ciência de defesa civil e de bombeiros, bem como à população paulista, atuando direta ou indiretamente para a elevação do nome do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Parágrafo único - Nas citações ou remissões relativas ao MMDC Núcleo Escola Superior de Bombeiros - Tenente Coronel Álvaro Martins - “Audazes Bombeiros, Luz da Pátria”, doravante será adotada apenas a expressão MMDC Núcleo ESB. Artigo 2º - O conjunto de condecorações da Sociedade Veteranos de 32 MMDC Núcleo ESB, será composto das senguintes honrarias:
I - Colar “Tenente Coronel Álvaro Martins”;
II - Medalha “Luz da Pátria”;
III - Medalha “Audazes Bombeiros”.
Parágrafo único - Poderão ser concedidas as Medalhas “Luz da Pátria” e “Audazes Bombeiros”, aos estandartes das organizações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, que se tenham tornado credoras de homenagens especiais do Núcleo ESB.
Artigo 3º - As condecorações de que trata o artigo 2º deste regulamento é constituída por:
I - O “Colar Tenente Coronel Álvaro Martins” evocativo ao Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, durante a Revolução Constitucionalista de 1932, instituído pela Sociedade Veteranos de 32 MMDC Núcleo ESB, possui a seguinte descrição: a) no anverso: broquel de ouro (amarelo) de 30mm (trinta milímetros) de diâmetro, ao centro a efígie oitavada e voltada da destra do Tenente Coronel Álvaro Martins, orlado pela inscrição em caracteres versais maiúsculos em sua metade superior “TENENTE CORONEL”, e na inferior “ÁLVARO MARTINS”; sobreposto a uma cruz de ouro (amarelo) raiada resplandecente, de 60mm (sessenta milímetros) de diâmetro, em aspa dois machados de prata (branco) e em ponta sobreposto a haste da cruz, uma mangueira enrodilhada de prata (branco) com duas ponteiras (esguichos) de ouro; sobrepostos de tudo a dois escudos quadriláteros de bordos côncavos, de 50mm (cinquenta milímetros), dispostos diagonalmente um sobre outro, sendo o primeiro de goles (vermelho) perfilado de ouro (amarelo) e o segundo de prata (branco), bordado de goles (vermelho) e perfilado de ouro (amarelo); b) no verso: de ouro (amarelo), em alto relevo ao centro a inscrição em caracteres versais maiúsculos “MMDC AUDAZES BOMBEIROS LUZ DA PÁTRIA”, na orla, em sua metade superior a legenda “ESCOLA SUPERIOR DE” e na inferior “BOMBEIROS”; c) o medalhão pende de um passa fita reto e argolado, sendo suportado por uma fita de gorgorão de seda chama lotada de 38mm (trinta e oito milímetros) de largura e de 70mm (setenta milímetros) de comprimento; composta de 9 (nove) listas dispostas do centro para as extremidades com as seguintes cores e dimensões: 1. no centro: branco com 2mm (dois milímetros);
2. em seguida: vermelho com 4mm (quatro milímetros);
3. na sequência: branco com 5mm (cinco milímetros);
4. em seguida: vermelho com 5mm (cinco milímetros);
5. finalizando: branco com 4mm (quatro milímetros).
II – A Medalha “Luz da Pátria” evocativa à participação dos bombeiros paulistas na Revolução Constitucionalista de 1932, instituída pela Sociedade Veteranos de 32 MMDC Núcleo ESB, possui a seguinte descrição: a) no anverso: broquel de goles (vermelho) de 20mm (vinte milímetros) de diâmetro, no abismo um brandão de prata (branco), com flamas de ouro (amarelo) e goles (vermelho); orlado de goles (vermelho), e contendo a inscrição em caracteres versais maiúsculos em sua metade superior “LUZ DA PÁTRIA”, de prata (branco) e perfilado do mesmo; sobreposto a uma estrela de prata (branco) de quatro pontas, 40mm (quarenta milímetros) de diâmetro; sobreposto de tudo a um resplendor de 8 (oito) pontas, de prata (branco) raiado de mesma dimensão e em alto relevo; b) no verso: de prata (branco), em alto relevo ao centro a inscrição em caracteres versais maiúsculos “MMDC AUDAZES BOMBEIROS LUZ DA PÁTRIA”, na orla, em sua metade superior a legenda “ESCOLA SUPERIOR DE” e na inferior “BOMBEIROS”; c) a medalha pende de uma fita de gorgorão de seda chamalotada, de 60mm (sessenta milímetros) de comprimento e 38mm (trinta e oito milímetros) de largura, composta por 5 (cinco) listas verticais, com as seguintes cores e dimensões, assim dispostas do centro para as extremidades:
  1. no centro: vermelho - 10mm (dez milímetros), tendo 2 (dois) machados de prata em aspas fixados a lista central; 2. em seguida: branco - 7mm (sete milímetros); 3. finalizando: vermelho - 7mm (sete milímetros); III - A Medalha “Audazes Bombeiros” evocativa à participa- ção dos bombeiros paulistas na Revolução Constitucionalista de 1932, instituída pela Sociedade Veteranos de 32 MMDC Núcleo ESB, possui a seguinte descrição: a) no anverso: broquel de goles (vermelho) de 20mm (vinte milímetros) de diâmetro, no abismo de perfil, um capacete de bombeiro modelo francês, orlado de goles (vermelho), e contendo a inscrição em caracteres versais maiúsculos em sua metade superior “AUDAZES”, e na metade inferior “BOMBEIROS” de ouro (amarelo) e perfilado do mesmo; sobreposto a um resplendor de oito pontas, de ouro (amarelo) raiado de 40mm (quarenta milímetros); b) no verso: de ouro (amarelo), em alto relevo ao centro a inscrição em caracteres versais maiúsculos “MMDC AUDAZES BOMBEIROS LUZ DA PÁTRIA”, na orla, em sua metade superior a legenda “ESCOLA SUPERIOR DE” e na inferior “BOMBEIROS”; c) a medalha pende de uma fita de gorgorão de seda chamalotada, de 60mm (sessenta milímetros) de comprimento e 38mm (trinta e oito milímetros) de largura, composta por 9(nove) listas verticais, com as seguintes cores e dimensões, assim dispostas do centro para as extremidades: 1. no centro: vermelho - 12mm (doze milímetros); 2. em seguida: amarelo - 2mm (dois milímetros); 3. na sequência: vermelho - 2mm (dois milímetros); 4. em seguida: amarelo - 2mm (dois milímetros); 5. finalizando: vermelho – 7mm (sete milímetros), tendo 2 (dois) machados de prata em aspas fixados da lista central.
§ 1º - Acompanharão o Colar e as Medalhas a barreta, a roseta, o histórico descritivo e o diploma. § 2º - A barreta, a roseta e o diploma terão as características e dizeres a serem estabelecidos pela Comissão de Medalhas do MMDC Núcleo ESB, designada pela Diretoria, de que trata o artigo 4º deste regulamento.
Artigo 4º - O conjunto de condecorações “Audazes Bombeiros, Luz da Pátria”, encontra-se estabelecido no Estatuto Social da Sociedade Veteranos de 32 MMDC Núcleo ESB, que possui amplos poderes para decisão das concessões das condecorações de que trata este regulamento. Parágrafo único - A comissão de condecorações que trata o “caput” deste artigo será regida por um Regimento Interno estipulado pela Presidência do MMDC Núcleo ESB.
Artigo 5º - A comissão condecorações será composta pelo Presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC que a presidirá, pelo Presidente Deliberativo, Presidente Executivo e pelo Diretor de Medalhas, todos do MMDC Núcleo ESB.
Parágrafo único - O Presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC em exercício terá o voto de qualidade no caso de empate na votação.
Artigo 6º - As condecorações “Audazes Bombeiros, Luz da Pátria”, serão concedidas pelo Presidente Deliberativo do MMDC Núcleo ESB em exercício, ou pelo Presidente Executivo.
Artigo 7º - As propostas para as concessões das condecorações serão dirigidas à Comissão de Medalhas do MMDC Núcleo ESB, em formulário próprio e se farão acompanhar do curriculum vitae do proposto, bem como as razões que as justifiquem, devendo serem recebidas e processadas por esta Comissão em conformidade com o estabelecido neste regulamento. Parágrafo único - As condecorações poderão ser concedidas a título póstumo.
Artigo 8º - A aprovação das propostas dependerá da maioria absoluta de votos na Comissão de Medalhas do MMDC Núcleo ESB, “ad referendum” do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.
Artigo 9º - Os diplomas acompanhados do curriculum vitae do indicado serão encaminhados ao Conselho Estadual de Honrarias e Mérito para deliberação e registro.
Parágrafo único - A recusa do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito em registrar o diploma, importará no cancelamento da indicação. Artigo 10 - A entrega da venera será feita quando aprouver ao sodalício, mas de forma solene, com vistas a valorizar o MMDC Núcleo ESB.
Artigo 11 - O militar estadual indicado deverá se praça, estar, no mínimo, no comportamento “bom” e, se oficial, não ter sido punido pelo cometimento de falta desabonadora.
Artigo 12 - Perderá o direito ao uso da honraria recebida, devendo restituí-la ao MMDC Núcleo ESB, juntamente com os seus complementos, o agraciado que por qualquer motivo venha a denegrir a imagem do MMDC da Sociedade Veteranos de 32, tenha sido condenado à pena privativa de liberdade ou praticado ato contrário à dignidade ou ao espírito da honraria.
Artigo 13 - Na hipótese da extinção dessa condecoração no todo ou em parte, seus cunhos, exemplares e complementos remanescentes, serão recolhidos ao Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, sem ônus para os cofres públicos. Parágrafo único - A medida de que trata o caput deste artigo, será determinada pela Comissão, por maioria absoluta dos votos de seus membros, comunicando-se ao Conselho Estadual de Honrarias ao Mérito.
Artigo 14 - O presente regulamento somente poderá ser alterado após submissão ao Conselho Estadual de Honrarias ao Mérito.

A publicação desses decretos acarreta uma série de mensagens que chegam através do celular. Também o Professor ADILSON CÉZAR, Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito, telefona para mim a respeito das publicações.
Somente vou para o MUSEU MILITAR quando já passam das 16 horas. MARINEI e seu filho LUCAS estão me aguardando na sala de trabalhos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Com chuva e trânsito ruim, vamos para a SALA SÃO PAULO, onde haverá o CONCERTO SINFÔNICO do CORPO MUSICAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, com início previsto para 20 horas.
No estacionamento da SALA SÃO PAULO vamos encontrar WILLIAM MASCARENHAS e TELMA. Ele irá participar do POEMA SINFÔNICO : HISTÓRIA DA PMESP pela GRANDE BANDA e CORAL, bem como o CARLOS FELIPE NASCIMENTO (que veio de CRUZEIRO), MARCELO COVATZ e outros convidados, todos vestidos com a farda de 32.
Aguardamos a chegada do CABO PM WANDER CHALUB, que acompanhará a esposa e filho no espetáculo desta noite.
Cumprimentamos o Cmt Geral, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI; Sub-Cmt, CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA; Coordenador Operacional, CORONEL PM GILBERTO TARDOCHI DA SILVA; CORONEL PM CASSIO ROBERTO ARMANI, do CCB; Cmt do CPM, CORONEL PM DIMITRIOS FYSKATORIS; CORONEL PM KLÉBER DANÚBIO ALENCAR JUNIOR, do CCB; Diretor de Logística, CORONEL PM CELSO APARECIDO MONARI; Cmt da APMBB, CORONEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO; CORONEL PM PAULO DE TARSO AUGUSTO JÚNIOR, Chefe do Centro de Comunicações Sociais, CORONEL PM ADILSON LUÍS FRANCO NASSARO; CORONEL PM JOÃO SILVA SOARES CASTILHO e outros oficiais superiores que participam da magistral apresentação do CONCERTO SINFÔNICO desta noite.
Sentamos ao lado do CABO PM WANDER, MARINEI, LUCAS, MAGALHÃES, SÍLVIA e seus filhos.
O tradicional CONCERTO SINFÔNICO DO CORPO MUSICAL da PMESP é um acontecimento muito aguardado pelo público, que sempre é presenteado com uma performance inédita e de beleza musical singular.
Este ano, porém, o evento se reveste de um ingrediente especial: o Corpo Musical agrega em sua plêiade policiais militares de outras unidades da federação e das Forças Armadas, além do tenor JORGE DURIAN, do maestro DARIO SOTELO e de muitos outros instrumentistas e vocalistas convidados.
Sem dúvidas, um seleto grupo de grandes musicistas para encantar o público e comemorar, de forma apoteótica, a alegria desses 185 anos de criação da Polícia Militar paulista!
Os narradores do programa são: CAPITÃO PM ROSIMEIRE VITONTO, CAPITÃO PM CIBELE MARSOLLA, CAPITÃO PM FÁBIO LOUREIRO TEODORO, CAPITÃO PM DAVI DE CARVALHO FREIXO (todos do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
No programa musical, na 1ª parte:
1 – THE MAGNIFICENT SEVEN THEME
AUTOR – ELMER BERNSTEIN
ARRANJO – SUBTENENTE PM MARCOS ROBERTO SILVA DE OLIVEIRA
2 – LIBERTANGO (FLAUTA & FAGOTE)
AUTOR – ASTOR PANTALEÓN PIAZZOLLA
ARRANJO – DIEGO NASCIMENTO
3 – CONCERTO PARA 4 TROMPAS
AUTOR – ROBERT SCHUMANN
REGÊNCIA – MAESTRO DARIO SOTELO
4 – SEGURA ELE (BANDA MANTIQUEIRA)
AUTOR – PIXINGUINHA
ARRANJO – NAILOR AZEVEDO “PROVETA”
5 – LINHA DE PASSE (BANDA SINFÔNICA & BANDA MANTIQUEIRA)
AUTOR – JOÃO BOSCO / ALOIR BLANC
ARRANJO – NAILOR AZEVEDO “PROVETA”
Num intervalo de quinze minutos podemos conversar com muita gente conhecida.
Na 2ª PARTE:
6 – EL CAMIÑO REAL (GRANDE BANDA)
AUTOR – ALFRED REED
7 – POEMA SINFÔNICO: HISTÓRIA DA PMESP (GRANDE BANDA & CORAL)
AUTOR – CABO PM REGINALDO BUDAI
Nessa trilha temos um texto da Revolução Constitucionalista de 32. Participam o CARLOS FELIPE NASCIMENTO, que veio de CRUZEIRO, trazendo a MATRACA, que é acionada na apresentação. Estão presentes o WILLIAM MASCARENHAS, o MARCELO COVATZ e outros fardados de 32. A plateia ovaciona a apresentação de pé.
8 – MAGIC OVERTURE (GRANDE BANDA & MAESTRO DARIO SOTELO)
AUTOR – THOMAS DOSS
9 – CARUSO (TENOR JORGE DURIAN)
AUTOR – LUCIO DALLA
ARRANJO – SOLDADO PM ÉRIKO JOSÉ DE SOUZA
10 – MAJESTADE, O SABIÁ (TENOR JORGE DURIAN)
AUTOR – ROBERTA MIRANDA
ARRANJO – SOLDADO PM ÉRIKO JOSÉ DE SOUZA
11 – NESSUN DORMA (TENOR JORGE DURIAN)
AUTOR – GIÁCOMO PUCCINI
ARRANJO – CABO PM REGINALDO BUDAI
12 – FINLÂNDIA  (GRANDE BANDA & CORAL)
AUTOR – JEAN SIBELIUS
TRANSCRIÇÃO: TENENTE PM SAMUEL NASCIMENTO DE LIMA.
Saímos maravilhados da SALA SÃO PAULO. O LUCAS dirige o carro da MARINEI e traz-me de volta a GUARULHOS.



22 DE DEZEMBRO DE 2016     :     -     QUINTA-FEIRA
Estamos encerrando o ano. Temos hoje o nosso 272º evento de 2016, no OBELISCO DO IBIRAPUERA, com a entrega da MEDALHA DRÁUSIO.
Vou para o MUSEU MILITAR por volta das 12:30 horas. Ali se encontra MARINEI CHALUB e seu filho LUCAS. Ela trabalhou a manhã toda para concluir também o nosso último compromisso do ano, ou seja, a entrega do COLAR DA VITÓRIA a nossos associados.
Vamos para o OBELISCO DO IBIRAPUERA. Ali, muita gente nos aguarda. Recebo um comunicado que o CORONEL PM PAULO DE TARSO AUGUSTO JÚNIOR está acompanhando sua esposa no hospital e não poderá comparecer para receber a MEDALHA DRÁUSIO.
O DIRETOR DE ENSINO E CULTURA, CORONEL PM REYNALDO ROSSI, vem prestigiar a solenidade. Cumprimentamos os presentes, quase todos indicados para a honraria, que se fazem acompanhar de familiares e amigos.
Estamos em época natalina e a solenidade desenvolve-se num ambiente de muita cordialidade, numa confraternização de irmãos que abraçaram a causa constitucionalista.
Recebem a MEDALHA DRÁUSIO:

MEDALHA DRÁUSIO


Coronel PM
Paulo de Tarso Augusto Junior (NÃO PODE COMPARECER)
  Tenente Coronel PM
Paulo Henrique Fontoura Faria
Major PM
Marcos José da Costa
Major PM
Sergio Ferreira Bisterso
Capitão PM
Pablo Pilon Camasano
Capitão PM
Maurício Gomes dos Santos
Capitão PM
Wlader Eduardo Santos
Inspetora de Divisão GCM
Katia Cilene Medaglia
1º Tenente PM
Pedro Belmiro Mendes Filho
2º Tenente PM
Raimundo Nazareno Lima da Silva
Aspirante a Oficial PM
Fernando Genauro da Silva
Subtenente PM
Sérgio Fernando dos Santos
Subtenente PM
Rogerio de Oliveira
2º Sargento EB
Reinaldo dos Santos Junior
3º Sargento FAB
Ricardo Biancardi
Cabo PM
Marcos Aurélio Bernanrdes
Cabo PM
Wagner Roberto Silva de Cristo
Cabo PM
Marcio Yukio Yoshino
Cabo PM
Reginaldo Rodrigues
Cabo PM
Juliano Veloso Carneiro
Soldado PM
Maurício Feliciano Santos de Jesus
Comendador
Oldemar Luz
Doutor
Sebastião Ignácio de Oliveira Junior
Doutor
Carlos Alberto Maciel Romagnoli
Doutor
Waldemar de Andrada Ignácio de Oliveira
Doutor
Gilberto Marques Bruno
Doutor
Marco Antônio Lopes da Silva
Doutora
Larissa Torquetto Teixeira
Senhor
Edivaldo Figueiredo Ribeiro Junior
Senhor
Guilherme Molina Fonazari Pereira
Senhor
Antonio Carlos de Souza e Castro Araujo


Senhor
Jabs Amilton Dutra Costa
Fazendo uma surpresa, vamos condecorar com a MEDALHA DRÁUSIO o nosso incansável THALES SANCHES, que tem demonstrado amor pelo Movimento Constitucionalista de 32. MARINEI CHALUB é a sua madrinha.
Recebo, após a entrega da MEDALHA DRÁUSIO, o título de ACADÊMICO HONORÁRIO da ACADEMIA MUNICIPALISTA DE LETRAS DO BRASIL, das mãos do Presidente Acadêmico DAVID CAPARELLI. O título também está assinado pro WAYNE D. BARATI, Secretário Geral da AMLB. É uma outorga realizada de maneira surpreendente, pois não estava no roteiro. DAVID CAPARELLI faz uso da palavra, justificando o título.
Vamos deixar o Monumento Mausoléu depois das 17 horas. MARINEI dá uma “carona” para o jovem THALES SANCHES, que vai embarcar para sua residência na Estação da LUZ. 




23 DE DEZEMBRO DE 2016 – SEXTA-FEIRA
Para a última solenidade do ano, justamente quando vamos entregar o COLAR DA VITÓRIA para os associados do MMDC, vou para o MUSEU MILITAR quando já passam das 11 horas. Encontro com várias pessoas que irão participar do ALMOÇO DA VITÓRIA, no SERVIÇO DE SUBSISTÊNCIA DA PMESP. Ali, vamos conversar com várias delas: ELZA BUZATTO, MAURÍCIO KIRILOS e sua esposa JULIANA CRISTÓVÃO DE SOUZA, ROBERTO CARLOS TEIXEIRA, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, LARISSA TORQUETTO TEIXEIRA, JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA, MARIA CECÍLIA PRADO, THALES SANCHES e muitos outros. O anfitrião é o TENENTE-CORONEL PM ARMANDO, atual Chefe do SSubs.
Após o transcorrer do ALMOÇO DA VITÓRIA, vamos comemorar o aniversário da MARINEI CHALUB, com o corte de um bolo em sua homenagem. O LUCAS está presente, bem como seu marido o CABO PM WANDER CHALUB.
Vamos para o CENTRO ODONTOLÓGICO. Somos recepcionados pelo TENENTE-CORONEL Dent GILBERTO. Aguardamos a chegada das autoridades. O Presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR, Juiz SÍLVIO HIROSHI OYAMA, vai presidir a solenidade, bem como o COMANDANTE GERAL DA PMESP, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI. Também se fazem presentes os CORONÉIS PM REYNALDO SIMÕES ROSSI Diretor da DEC), ROGÉRIO BERNARDES DUARTE (Comandante do Corpo de Bombeiros); GILBERTO TARDOCHI DA SILVA (Coordenador Operacional da PMESP); CÁSSIO ROBERTO ARMANI (SUBCMT DO CCB); KLÉBER DANÚBIO ALENCAR (CCB); CELSO APARECIDO MONARI (DL); CELSO LUIZ PINHEIRO (Cmt da APMBB); PAULO DE TARSO AUGUSTO JÚNIOR (DF); ROBERTO RODRIGUES JÚNIOR (Diretor de Saúde), ADILSON LUÍS FRANCO NASSARO (Chefe do CCom Soc) e outros. 
RECEBEM O COLAR DA VITÓRIA:
Coronel PM PAULO DE TARSO AUGUSTO JUNIOR
Major Dent PM JOSÉ CARLOS LAGO
Major PMBA JOSÉ LUIS SANTOS SILVA
Capitão PM EMERSON SOBRAL
Capitão PM WLADER EDUARDO SANTOS
Capitão PM LAERCIO HENRIQUE JUSTINO DE OLIVEIRA
Cap PM RODRIGO BARAZZA DE PAULA
1º Tenente PM ERIC BREMER HATUM MARUN
Aluno CHQAOPM CLAUDIO GARCIA XAVIER
Aluno CHQAOPM JACKSON GIOVANI CANDIAN
SubTen PM RUBENS TIAGO CARDOSO
SubTen PM CLAUDIO ZAGO JUNIOR
SubTen PM CARLOS ALBERTO DA SILVA
1º Sargento PM ANTONIO MARCOS PEREIRA
1º Sargento PM CEZAR FRANCISCO
2º Sargento PM CLOVIS DE BARROS OLIVEIRA
3º SARGENTO FAB RICARDO BIANCARDI
3º Sargento PM CARLOS ALBERTO DA COSTA
Soldado PM FELIPE CAPELLO FERREIRA DA SILVA
Soldado PM RAMON LUDVIG DE MORAIS
SRA. GCM LUCIANA APARECIDA DA SILVA MONTEIRO
JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA
DRA. LARISSA TORQUETTO TEIXEIRA
DR. SIDNEI LOBO PEDROSO (NÃO COMPARECEU)
SR. ANTONIO CARLOS DE SOUZA E CASTRO ARAUJO
Sr. ALDO STRUFFALDI
SRA. MARTA LILIA PORTA CAMPOAMOR REGAIRÁS
SRA. JULIANA CRISTÓVÃO DE SOUZA
SR. RAFAEL TEIXEIRA DA SILVA
SR. SÉRGIO DE SOUZA CARVALHO JÚNIOR

Surpreendentemente, quando penso que a solenidade vai se encerrar, após a entrega do COLAR DA VITÓRIA, a cerimonialista, CABO PM DÉBORA, dá a palavra para a MARINEI CHALUB. Ela anuncia que o CORONEL PM VENTURA está completando 80 anos de idade e começa algo inesperado. A LUCINDA é introduzida no auditório e vai se sentar entre o marido e o Comandante Geral, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI. Também adentram o local o PAULO CÉSAR e o IAGO. São cumprimentados pelo CORONEL PM GAMBARONI e outras autoridades presentes.
O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES substitui a MARINEI e discursa a respeito do Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC anunciando um vídeo, após a leitura do currículo do CORONEL PM VENTURA.
Esse vídeo apresenta imagens de minha carreira na antiga Força Pública e as mais recentes, quando estou à testa do MMDC. O CORONEL PM MENDES forneceu as fotos de nossa entrada na Escola de Oficiais, em 1959 e outras em que participamos de jornadas e desfiles. Tudo isso é um verdadeiro teste cardíaco. Preciso me conter para não “desabar”.
Ainda é apresentado um quadro a óleo da minha pessoa, vem como um vídeo onde demonstra como esse quadro foi feito. Tudo é muito sensacional e que mexe com o meu coração.
Depois disso o CORONEL PM MENDES anuncia as palavras do CORONEL PM RICARDO GAMBARONI. O Comandante Geral enaltece a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e seu presidente.
Ainda vai fazer uso da palavra o Juiz Presidente do Tribunal de Justiça Militar, SÍLVIO HIROSHI OYAMA. Encerrando, todos os presentes na solenidade vêm me cumprimentar, bem como a LUCINDA, que está ao meu lado.
Tudo foi concebido pela MARINEI CHALUB, que usou de absoluto sigilo para me surpreender. Contou com a colaboração da MARLENE, minha enteada; do meu colega de turma, CORONEL PM MENDES; do SARGENTO TARCÍSIO, responsável pela pintura do quadro a óleo; do Diretor de Ensino e Cultura, CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI e de todos os convidados que guardaram segredo do que estava reservado a mim. 
Recebo vários presentes e saio do CENTRO ODONTOLÓGICO atordoado, após as despedidas dos participantes do evento.
PAULO CÉSAR dirige o carro que conduz a LUCINDA e eu de retorno para GUARULHOS.
Confesso que me senti receoso de ter um “treco”, mas suportei todas as emoções, que foram muitas. 
Em casa, já mais calmo, vou curtir as imagens da solenidade desta tarde, talvez o evento mais importante do ano.



XXXXX