quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC - PRODUÇÃO EM DEZEMBRO DE 2017 - A PEDIDOS !!!

Resultado de imagem para mmdc
1º DE DEZEMBRO DE 2017 
Participo do coquetel no 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR” e somente às 14 horas é que vou para o MUSEU MILITAR. O grupo MMDC, no whatsaap, sofreu certos contratempos e pessoas maldosas denegriram a imagem da PMESP. Isso faz com que tenha de determinar o encerramento do grupo.  
Sinto-me cansado. A viagem a ARARAQUARA deixou-me numa situação delicada quanto à locomoção. Procuro não dar mostras disso, mas resolvo cancelar a minha ida ao jantar de confraternização do CORONEL PM MONARI, diretor de LOGÍSTICA, que acontecerá nesta noite na Associação dos Subtenentes e Sargentos da PMESP. MARINEI leva-me até em casa. Sem ela minha situação estaria duramente comprometida.

Mais tarde, passamos pela API (ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE IMPRENSA), a fim de conhecer o local onde irá se realizar a entrega do COLAR DA VITÓRIA no dia 22 de dezembro. Ali, não encontramos ninguém.
Nesta tarde, no MUSEU MILITAR, o GABRIEL e a MARINEI demonstram ansiedade em saber o resultado do exame que o GABRIEL fez no domingo para entrar na Polícia Militar. A prova é colocada na internet e se pode avaliar se o GABRIEL foi bem ou mal nessa prova.
MARINEI não está gostando nada de alterações de última hora na listagem de entrega de diplomas de SÃO CARLOS e da 6ª Seção do Estado Maior do Quartel do Comando Geral.
É uma tarde de alta temperatura e que não rende muito. Não estou bem de saúde nesta segunda-feira. MARINEI conduz-me em seu carro até meu lar. 

4 DE DEZEMBRO DE 2017 – SEGUNDA-FEIRA
Mais tarde, passamos pela API (ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE IMPRENSA), a fim de conhecer o local onde irá se realizar a entrega do COLAR DA VITÓRIA no dia 22 de dezembro. Ali, não encontramos ninguém.
Nesta tarde, no MUSEU MILITAR, o GABRIEL e a MARINEI demonstram ansiedade em saber o resultado do exame que o GABRIEL fez no domingo para entrar na Polícia Militar. A prova é colocada na internet e se pode avaliar se o GABRIEL foi bem ou mal nessa prova.
MARINEI não está gostando nada de alterações de última hora na listagem de entrega de diplomas de SÃO CARLOS e da 6ª Seção do Estado Maior do Quartel do Comando Geral.
É uma tarde de alta temperatura e que não rende muito. Não estou bem de saúde nesta segunda-feira. MARINEI conduz-me em seu carro até meu lar. 

5 DE DEZEMBRO DE 2 017     :      -     TERÇA-FEIRA
ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS
ENTREGA DA MEDALHA AUDAZES BOMBEIROS
SEBASTIÃO DE OLIVEIRA FILHO
MARIO JORGE PALADINO
LEORNARDO KAZUO SATO
LUIZ DE FREITAS REIS
JOÃO PAULO SOARES
OTÁVIO TAVARES DE OLIVEIRA FILHO
ALBERTO TAKAOKA
PAULO SÉRGIO RODRIGUES FILHO (1º COLOCADO DO CURSO DE BOMBEIROS)
Face a minha participação no almoço de confraternização do Conselho Cívico e Cultural, na Associação Comercial, não posso comparecer nessa solenidade dos bombeiros, no HOTEL PLANALTO.
Passo uma manhã atribulada, procurando concatenar os vários compromissos que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC ainda tem neste ano. Preocupo-me muito com a situação gravíssima do WILLIAM MASCARENHAS na UTI do HOSPITAL SÃO PAULO. Com a falência do pulmão e do rim, acredito que se aproxima o desenlace.
Saio de casa em direção à Associação Comercial. Chego na BOA VISTA antes do meio-dia. Mantenho contato com minha secretária MARINEI, que, como acontece todos os anos, também participa do almoço de fim de ano do Conselho Cívico e Cultural, Enquanto a espero, converso com os conselheiros que vão chegando: ELOY, RESENDE, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, ADIR VERGÍLIO e outros.
MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM está autografando o meu novo livro: COZINHA E INDÚSTRIA EM SÃO PAULO. Ela já escreveu sobre importantes aspectos arquitetônicos e urbanos da cidade de SÃO PAULO. Com enorme e afinado apetite, apresenta-nos agora a evolução da cozinha, desde os tempos rurais – quando era ampla, desarticulada e autossuficiente – passando por sua chegada às cidades e pelo período entreguerras, com a modernidade avançando e firmando-se no pós-guerra, até chegar à “inteligência” das cozinhas contemporâneas dos dia de hoje.
Mexendo com muita destreza as panelas da história, ela descreve a cozinha inicialmente ligada ao colonialismo das culturas da cana-de-açúcar e do café, que aos poucos, começam a conhecer a mecanização descrita por SIEGFRIED GIEDION. A partir da Revolução Industrial e da inserção da mulher no mercado de trabalho, os espaços destinados à alimentação tornam-se menores e mais eficientes, a família não se senta mais à mesa e as refeições são preparadas de forma rápida e individualizada. Porém, é com a valorização dos diferentes tipos de alimentos e das diversas culturas que o reunir-se à mesa volta a ser um acontecimento.
Com um excelente tempero final, MARIA CECÍLIA mostra-nos a cozinha gourmet, que passa a fazer parte da casa como um ambiente de encontro entre famílias e amigos. A tecnologia invade esse ambiente, conferindo qualidade, segurança e rapidez na preparação dos alimentos. Entender e conhecer esse desenvolvimento é de fundamental interesse para estudantes, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas. Sirvam-se à vontade e bom apetite ! (RENATA ZAMBON MONTEIRO – CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC).
ADOLFO BOLIVAR SAVELLI, nosso coordenador, conduz-nos para o salão localizado no 12º andar, onde se realiza o almoço de confraternização. O presidente da Associação Comercial, ALENCAR BURTI, faz-se presente. Também comparece o BIZARRO, que, por motivos de saúde, não tem comparecido às nossas reuniões quinzenais. Sentimos muito a falta de OG POZZOLI, falecido recentemente.
Estão presentes:VADIH ABDALLAH, VILMA, ANNA, MIRIAM, BEATRIZ, ALEXANDRE, JÁCOMO SPAMPINATO, MALCOLM FOREST e muitos outros conselheiros cujos nomes não me vêm a lembrança neste momento.
Essas almoços que são realizados em todos os finais de ano agradam muito. Os conselheiros fazem uso da palavra e apresentam seus pontos de vista sobre o que realizamos no Conselho Cívico e Cultural.
Quando termina a refeição e o encontro final do ano, vou acompanhar a MARINEI, que deixou o carro nos bombeiros. Já é tarde. Ela me deixa na ARMÊNIA e vai para sua casa. Ainda teríamos a entrega do Prêmio PAUL DONOVAN KIGAR no MUBE, às 17 horas. Mas estou exausto. Não é para menos. Aos quase 81 anos de idade percebo que o meu físico já não permite muita coisa.
Já encerrava minhas atividades desta noite quando recebo um telefonema da MARINEI. Ela me comunica que a TELMA lhe telefonou avisando que WILLIAM MASCARENHAS acaba de falecer. Face o sofrimento atroz que ele estava suportando e ainda o fato de não estar mais funcionando os rins e os pulmões, o desenlace era aguardado.
Não vou mais dormir. A família aceitou que o velório seja feito no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Mas não se sabe a que horas será liberado o corpo.
Sinto-me abatido com a notícia do falecimento do WILLIAM, uma figura carismática da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Na madrugada, coloco a notícia no facebook. A repercussão é imediata. Centenas de pessoas se manifestam.


6 DE DEZEMBRO DE  2 017     :      -      QUARTA-FEIRA
Há datas que jamais esqueceremos. Esta é uma delas. Desde a madrugada, com a ajuda da incansável MARINEI, estamos preparando uma despedida condigna para o nosso herói WILLIAM MASCARENHAS, que deixa o Exército Constitucionalista de 1932, porque foi transferido para uma importante missão no REGIMENTO DO COMANDO SUPREMO DO CRIADOR DO UNIVERSO. Deixa o campo material para exercer outros cargos no plano espiritual. Mas continuará apoiando aquele comando que exerceu no MMDC. Dificilmente, ou talvez, impossível, encontrar alguém para ocupar esse comando do Exército Constitucionalista `altura de WILLIAM MASCARENHAS.
Não consegui dormir desde o momento em que MARINEI me transmitiu a notícia do falecimento de WILLIAM, feita pela TELMA, aquela que foi a fiel escudeira do herói. Aguardo o momento em que MARINEI vem me buscar para irmos ao Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 32, onde será velado o corpo do herói, até às 16 horas. Ela está em companhia do seu filho GABRIEL (consideramos a SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, de luto nesta quarta-feira)
No caminho, recebemos um comunicado do CAPITÃO PM LUIZ HUMBERTO CAPARROZ, que já se acha no Obelisco do IBIRAPUERA. Ainda não tinha chegado o herói. Também já se encontra presente no Monumento Mausoléu o MAGALHÃES e outros amigos do WILLIAM. O CABO PM WANDER, marido da MARINEI, também está no Obelisco.
Quando chegamos no Monumento Mausoléu, quase meio-dia, encontramos companheiros de nossa luta na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, inclusive o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES.
WILLIAM MASCARENHAS está fardado de 32, com algumas das medalhas recebidas ao longo dos anos em que exerceu o Comando do Exército Constitucionalista e, depois, como CHEFE DO ESTADO MAIOR do Comando. Ele, realmente, foi um dos maiores colaboradores que tivemos do Movimento Constitucionalista. Sempre fardado, viajou conosco pelo Estado todo, visitando as dezenas de núcleos existentes da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. À sua maneira, humilde, enfrentando a incompreensão do ser humano, às irrreverências de nossos associados, trilhou com méritos incontestáveis o seu destino de distribuir o carinho aos seus iguais, principalmente aos pequeninos. Foi um herói para as crianças, que o adoravam. Centenas de imagens atestam a sua atenção para com os jovens.
Deitado, descansa em paz. Tem o rosto sereno daquele que passou por uma depuração material incrível. Sofreu um infarto justamente no dia 9 de Julho, data em que desfilou por duas vezes na Avenida Pedro Álvares Cabral e, emocionado na sessão solene da Assembleia Legislativa, infartou. Depois, com uma contratura muscular, passou a dormir deitado, sentindo muitas dores. Começava a luta maior de sua vida, a batalha mais crucial de todas que já tinha enfrentado, contraindo uma inflamação da coluna, que o levou a ser internado no Hospital SÃO PAULO, em 23 de outubro. Depois veio a operação da coluna, com grande risco. Suportou-a com denodo, mas os órgãos começaram a falhar. Os rins não funcionavam, o pulmão também. Veio uma traqueostomia em 27 de novembro e os últimos dias de sofrimento, que levaram o Supremo Criador do Universo, finalmente, tomar a decisão de transferi-lo do Exército Constitucionalista para o Regimento do Supremo Comando, onde já se apresentou. E, de lá, assiste agora as despedidas de seus amigos escoteiros, do Batalhão de Guardas, da Marinha, Exército e Aeronáutica e, principalmente, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Recebe as últimas continências. Assiste, emocionado, as palavras do CORONEL PM EVANDRO TEIXEIRA ALVES, Diretor dos PMS DE CRISTO. Vê seu corpo ser transportado para a carreta dos bombeiros e, num trajeto glorioso, acompanhado de batedores comandados pelo CAPITÃO PM SÉRGIO MARQUES, se dirigir para o crematório de VILA ALPINA. Também assiste os voos rasantes do ÁGUIA, tudo em sua honra, acompanhado de seus familiares e dos associados da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. É a glória para WILLIAM MASCARENHAS, nosso eterno Comandante do Exército Constitucionalista. No crematório de VILA ALPINA estão presentes outros presidentes de Núcleos, como é o caso da LARISSA, do Núcleo 9 DE JULHO. Bombeiros e oficiais e praças da Unidade de Área ajudam o traslado para o momento da cremação. SÃO LHES PRESTADAS AS ÚLTIMAS CONTINÊNCIAS. É a partida triunfante para suas novas missões.
Despedimo-nos dos familiares, principalmente da TELMA, sua companheira incansável, lutadora, que não aceitava a sua partida e o auxiliou muito na batalha pela vida e permanência no Exército Constitucionalista. Despedimos de seu filho GUILHERME, e de um menino, seu neto, fardado de 32, que esteve ao seu lado até o instante em que o caixão desce para o ato da cremação.
Não vai ser possível colocar todos os nomes daqueles que estiveram na despedida de WILLIAM MASCARENHAS, mais lembro do jornalista e radialista HAMILTON TADEU. Ele auxiliou nos contatos com os bombeiros (CORONEL PM ARMANI), com o radiopatrulhamento aéreo (CORONEL PM PAULO LUIZ SCACHETTI JÚNIOR), com o Comando de Trânsito (CORONEL PM MARCELO JOSÉ RABELLO VIANA). Estiveram presentes no Monumento Mausoléu: Deputado Estadual CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA, o CORONEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO (Comandante do Policiamento da Capital), CORONEL PM MAURÍCIO, CORONEL PM EVANDRO TEIXEIRA ALVES, CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, Coordenador do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial ADOLFO BOLÍVAR SAVELLI; MARIA LÚCIA CAMARGO; Representantes de inúmeras associações do Exército, Marinha, Aeronáutica, Guarda Civil Metropolitana, e Polícia Militar; NADIR e LÍGIA, viúva e filha do nosso eterno Comandante do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO, grande amigo de WILLIAM MASCARENHAS, que também, como WILLIAM, vestiram mesmo a farda de 32; MAGALHÃES, Presidente do Núcleo de TRIBUNAL DE CONTAS; RODRIGO GUTENBERG, Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, MARCELO COVATZ, Presidente do NÚCLEO MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO), HERNNANNY GUTIERRES, Presidente do NÚCLEO MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”; CAPITÃO PM KAGE, Assistente Militar do TJM. MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS A TODOS QUE COLABORARAM PARA QUE A DESPEDIDA A WILLIAM MASCARENHAS fosse a melhor possível.
MARINEI e GABRIEL levam-me para a Assembleia Legislartiva, a fim de participar da sessão solene de Entrega de Medalhas da sede e dos Núcleos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Deputado Estadual CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA é o proponente dessa sessão solene. Participo da sessão solene ainda com as cenas da despedida de WILLIAM MASCARENHAS na cabeça e, visivelmente cansado por tudo isso. 
Recebemos a MEDALHA MÉRITO PATRULHA RURAL, da Prefeitura Municipal Estância Turística de Olímpia com parceria com o Comando de Policiamento Ambiental da PMESP.   
Medalha Sexagenário do 1º Batalhão de Polícia do Exército
1     - Dr. Bruno Appolônio – Presidente da Real Segurança
Medalha Mérito Agrícola da Estância Turística de Olímpia
1.     Eng Antonio Basile – Presidente da Atrium Concorde

Medalha do Mérito Patrulha Rural do Comando de Policiamento Ambiental da Policia Militar do Estado de São em Parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia
1     Dr. Kleber Coelho – Empresário
2.        Dr. André Moraes Velleda – Presidente da Morais Velleda Gerenciadora de Risco
3.        Dr Alberto Jabur – Fiscal de Rendas da Fazenda do Estado de São Paulo
4.        Dr. João Cury Neto – Ex´- Prefeito de Botucatu e Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo
5.        Sr. Julinho Ramos – Ex- Vereador de Catanduva e Diretor para o Interior da Fundação para o Desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo
6.        Dr. Flavius Cotait Rugiero – Arquiteto e Advogado
Medalha de Mérito Marechal Castelo Branco
1.    TCel. PM ALEXANDER GOMES BENTO - Comandante do 12º BPM/M
2.    Major PM WAGNER EVARISTO WENCESLAU - Subcomandante do 12º BPM/M
Medalha Heróis de 32
1.    MAJOR PM ALEXANDRE CANDIDO DE LIMA – 20 BPMI
2.    CAP PM MARCELO ELIANO LEITE – 20 BPMI
3.    1° TEN PM YOLANDA SOBRAL DE LUNA
4.    1° TENENTE PM  CAROLINA AOKI SETTANNI – CBM
5.    1° TENENTE PM  BYANCA BERTOCCO DA SILVA SANTOS - ESSd
6.    2° TENENTE PM  DRIELY REZENDE MINGARINO - CAEP/CPA/M-1
7.    SUBTENENTE PM ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS – 20 BPMI
8.    1° SGT - CLAÚDIO EDUARDO GIACON - APMTJ
9.    CB PM SHIRLEY RAMOS FERREIRA – 1° GB
10. CB PM MARLI APARECIDA DOS SANTOS – 20 BPMI
11. CB PM JAMIL NUNES – 20 BPMI
12. CB PM CAMILA NARDI MOREIRA – 20 BPMI
13. CB PM EDSON XAVIER DOS SANTOS – 20 BPMI
14. CB PM WILLIAN VIANNEY CARVALHO MEDEIROS – 20 BPMI
15. SD PM CARLOS MODESTO JUNIOR – 20 BPMI
16. SD PM FLÁVIA LOPES STIGLIANO – 24° BPMM
17. SD PM  JULIANA ALVES DE MACEDO - 3°CIA DO 51°BPM/M
18. SD PM ALINE PAULA CRUZ DE SOUSA - 3°GB
19. SD PM - SILVIA GRAZIELIE DAMIÃO CAMARGO - 50° BPM/I
20. SD PM - DAMARIS MALAQUIAS SOARES DA SILVA - ESSd
21. SD PM - THAYANE SILVA DE OLIVERIA  - ESSd
22. SD PM - RAQUEL MACHADO SERRA - 2° CIA DO 11 BPM/M
23. SD PM - LUCIANA CAROLINA BRITO  - 2°BPChq


            LISTA POR ETAPAS DE ENTREGAS DE MEDALHAS 1ª ETAPA: Autoridades de Destaque Apoiadores do MMDC NOME INSTITUIÇÃO Medalha 
Ten Cel PM Fernando Xavier Pinto Cmt do 29º BPM/I MÉRITO CONSTITUC. 
Maj PM Rodolfo José Rolim Potenza Sub Cmt do 29° BPM/I MÉRITO CONSTITUC. 
Maj PM Luiz Fernando Alves APMSSP MÉRITO CONSTITUC. 
Maj EB Alexandre Vieira Fraga Of EB Ch Aprov do HMASP MÉRITO CONSTITUC. 
Dra Izabela Teodoro Advogada e Empresária MÉRITO CONSTITUC. 
Dr. Jorge Alves de Arruda Empresário MÉRITO CONSTITUC. 
Wilson Roberto Naufal Silva Empresário MÉRITO CONSTITUC. 
Sr. Fernando Yoshio Matsumura MÉRITO CONSTITUC. 
Dr. Fábio Pagnozzi Advogado MÉRITO CONSTITUC. 
Dr. Pedro Pagnozzi Advogado MÉRITO CONSTITUC. 
Sr. Messias Cândido da Silva Ex-Prefeito de Cajamar / SP MÉRITO CONSTITUC. 
Dr. Kleber Menezes Coelho Júnior Empresário ESPLENDOR 
Cap PM Fábio Luís Poletti Cmt Cia FT do 50º BPM/M ESPLENDOR 
Dr. Arcenio Rodrigues da Silva Advogado Procurador Estado COLAR DA VITÓRIA(Ivanildo) 
Cap PM Danilo Salem Cmt da 3ª Cia do 26º BPM/M COLAR CRUZ HONRA 
Cap PM Carlos Alberto Mello e Silva Cmt 1ª Cia do 49º BPM/M Mal Castelo Branco(Alfredo) 
Cb PM Toni Cristian Cerqueira COLAR CRUZ HONRA 
Cb PM Diogo Rufino Franco da Silva 2ª Cia do 2 de Ouro COLAR CRUZ HONRA 
Sd PM Wilson Nasch de Sales Cia Tat CPTran COLAR CRUZ HONRA * * * 
2ª ETAPA: Atuações Meritórias e Ocorrências de Destaque A) OCORRÊNCIA “HERÓIS REAIS” NOME INSTITUIÇÃO Medalha Sd PM Renato Taroco 9 BPM/I - EM Mérito Constitucionalista #**Essa ocorrência veremos através do vídeo que concorreu o Prêmio como Ocorrência de Destaque no site www.heroisreais.com.br, que visa o reconhecimento dos Servidores de Segurança Pública, premiando as melhores histórias nas categorias Bravura e Inovação, em todas as regiões do Brasil. O prêmio tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância dos profissionais de segurança que, historicamente, desempenham suas funções com o sacrifício da própria vida e de sua saúde, se necessário se fizer. Vamos assistir ao vídeo?? ***Após assistir ao vídeo, chamar os demais policiais de outras ocorrências B) Oc de Salvamento de Vítima de Incêndio em Residência em Chamas NOME INSTITUIÇÃO 
Medalha Solenidade Alusiva à Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública, e, Comemoração ao “Ano do 85º Aniversário da Juventude Constitucionalista” Evento do Dia 06 de dezembro de 2017– 19:30h Local: ALESP – Ass. Legisl. SP – Auditório Paulo Kobayashi Av. Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera / SP 2 
3º Sgt PM Eduardo Rodrigues de Oliveira CBM - Fça Tarefa MÉRITO CONSTITUC. O Sgt EDUARDO do 3.GB, prestou atendimento de ocorrência irradiada pelo COBOM de um incêndio em residência com vítima em seu interior na área da Vila Formosa/ZL. Mesmo com a viatura AutoBomba baixada por vazamento de óleo, o Sgt Eduardo Rodrigues resolveu o problema inopinadamente, e, no sentimento de cumprir com seu dever por ser a guarnição mais próxima do local, foi até a residência e extinguiu o fogo. Posteriormente foi constatado que a residência era do Sd Tiago um integrante da Policia Militar. Atitudes como essas devem ser enaltecidas em nosso meio de trabalho, visto que o 3º Sgt PM Rodrigues poderia apenas ter se limitado a informar o COBOM que a viatura estava baixada, mas o espírito de bem servir à população, de união, força e camaradagem falou mais forte e motivou o graduado a tomar essa boa atitude. Com a ação rápida das equipes, o incêndio foi controlado, não atingiu edificações vizinhas e uma vítima foi socorrida. Sua atitude foi alvo de reconhecimento das equipes, da população no local e do Cmdo dos Bombeiros. Parabéns, Nobre Sgt Rodrigues! Que Deus o ilumine sempre em sua busca profissional de bem servir. C) Oc. de Prisão de Quadrilha de Sequestradores: Vítima Estava Há 2 Dias Sequestrada 
NOME INSTITUIÇÃO Medalha Sd PM Richard Pellegrini Oliveira 1ª Cia do 39º BPM/M MÉRITO CONSTITUC. Durante o patrulhamento, a equipe do Sd Richard visualizou um veículo ONIX, que estava com queixa de DESAPARECIMENTO. Começou o acompanhamento pela av. Nordestina, passando por diversas ruas, vindo posteriormente a perder o controle CHOCAR em uma árvore e em um muro, onde 2 indivíduos tentaram fugir, sendo de imediato presos. A vítima, que estava sequestrada pelos bandidos no interior do veículo saiu ilesa e em prantos agradecendo a ação da Policia. Veiculo GM/ONIX tratava-se de produto de roubo/retenção de vítima/Sequestro e cárcere privado, desde as 19h00 do dia anterior. Vale ressaltar que no evento passado o outro policial foi homenageado, a vítima compareceu aqui como forma de agradecimento. Hoje, o Sd Richard recebe nossa homenagem. Parabéns ! D) Oc. de Prisão e Troca de Tiros com Quadrilha de Roubo aos Correios 
NOME INSTITUIÇÃO Medalha 2º Sgt PM Rodrigo Quirino Santos 3ª Cia do 21º BPM/M MÉRITO CONSTITUC. Após roubo à agência dos Correios na Zona Leste de SP, a equipe do Sgt Quirino cercou o local e conteve os criminosos, porém, a quadrilha, no intuito de tentar fugir, empreendeu fuga atirando contra os policiais que revidaram a injusta agressão, tendo os criminosos sido baleados, desarmados, presos, e, socorridos, vindo posteriormente a falecerem no hospital. * * * 
3ª ETAPA: Atuações Meritórias e Ocorrências de Destaque A) Ocorrência de Policiais Militares de Perus que Prenderam em Flagrante Ladrões de Carros e de Pedestres que, Além de Tudo, Ainda Traficavam na Região Armados de Pistola NOME INSTITUIÇÃO 
Medalha Sd PM Rafael Alves Patriota 1ª Cia do 49º BPM/M - Perus MÉRITO CONSTITUC. 
Sd PM Walkledson de Oliveira 1ª Cia do 49º BPM/M - Perus MÉRITO CONSTITUC. 
Sd PM Mauro Sérgio Mandelli 1ª Cia do 49º BPM/M - Perus MÉRITO CONSTITUC. Sd PM Gustavo Henrique Cardoso e Silva 1ª Cia do 49º BPM/M - Perus MÉRITO CONSTITUC. Sd PM André de Freitas 1ª Cia do 49º BPM/M - Perus MÉRITO CONSTITUC. 
Sd PM Katia Vieira Rodrigues 1ª Cia do 49º BPM/M - Perus MÉRITO CONSTITUC. 
Na manhã de 01nov17, os valorosos PMs de Perus, prenderam ladrões de carros armados de pistola, que além de tudo traficavam na região. Após desconfiarem de um Pálio azul, e ao tentar abordá-lo, este empreendeu fuga, sendo perseguido, tendo os ladrões abandonado carro e continuado a fugirem a pé, mas com o preparo físico dos PMs que saíram em seu encalço, os ladrões foram interceptados, desarmados e presos após longa perseguição a pé. Ao retornarem para averiguar o veículo Pálio azul abandonado, foram localizadas farta quantidade de drogas em seu interior utilizada para o tráfico na região. Os criminosos foram conduzidos ao DP, presos em flagrante e ficaram encarcerados. Parabéns a estes PMs da 1ª Cia do 49º BPM/M ! B) Oc. de Prisão de Quadrilha de Criminosos Fortemente Armados após Roubo as Casas Bahia de Peruíbe 
NOME INSTITUIÇÃO Medalha 1º Ten PM Edy Wilson Bianchi 29º BPM/I - Peruíbe MÉRITO CONSTITUC. 
Sub Ten PM Sergio Akira Oshiro 29º BPM/I - Peruíbe MÉRITO CONSTITUC. 
2º Sgt PM Carlos Eduardo Miguel Velasco 29º BPM/I - Peruíbe MÉRITO CONSTITUC. 
Cb PM Idelvan Santos Dias 29º BPM/I - Peruíbe MÉRITO CONSTITUC. 
Sd PM Cidimar Jefferson da Cunha 29º BPM/I - Peruíbe MÉRITO CONSTITUC. 
Sd PM Johnny Novais Rodrigues de Oliveira 29º BPM/I - Peruíbe MÉRITO CONSTITUC. 
3 Policiais Militares do 29º BPM/I na cidade de Peruíbe após roubo efetuado nas Casas Bahia por quadrilha fortemente armada, começaram a patrulhar com dedicação desmedida e diversas diligências, contando inclusive com apoio de policiais militares de folga, o que culminou na localização dos bandidos em uma casa no centro da cidade, alegremente comemorando o roubo com uma churrascada. Porém, graças ao empenho destes valorosos policiais militares, todos os criminosos foram presos: a picanha passou do ponto, e a cerveja ficou quente acabando assim a festa do crime. Resultado: Foram presos em flagrante 5 bandidos, sendo um deles procurado pela justiça; Sendo apreendidos com os marginais as armas do crime: 01(uma) metralhadora calibre 40 ; 02 (dois)revólveres Taurus Calibre 38; 01 (uma)Pistola Taurus calibre 765; Farta munição de diversos calibres; Carregadores Sobressalentes; Mais de 2000 em dinheiro; 201(duzentos e um ) aparelhos de telefone no celular pertencentes as casas Bahia; e veículos dublês utilizados pelo criminosos. Parabéns a Toda a Equipe que integra o 29º BPM/I, onde temos aqui hoje seu Cmt e S Cmt de Btl: Ten Cel PM Fernando Xavier Pinto e Maj PM Rodolfo José Rolim Potenza que vieram prestigiar também seus valorosos Policiais ! * * * 
4ª ETAPA: Atuações Meritórias e Ocorrências de Destaque 
A) Oc. de Prisão de Quadrilha de Roubo de Bobinas de Cobre de Empresa avaliada em Vários Milhões por Equipe do 4º BAEP NOME INSTITUIÇÃO Medalha 
3º Sgt PM Alex Pinto da Silva 4º BAEP – Região Leste MÉRITO CONSTITUC. 
Cb PM Tadeu Teixeira de Faria 4º BAEP – Região Leste MÉRITO CONSTITUC. 
Cb PM Gustavo Gomes Malpighi 4º BAEP – Região Leste ESPLENDOR 
Sd PM Maxwell Dias Dantas 4º BAEP – Região Leste ESPLENDOR 
Após Copom irradiar ocorrência de roubo a empresa ICOMON Tecnologia LTDA, os policiais do 4° BAEP (Btl de Ações Especiais) foram ao local, fizeram o cerco, e ao desconfiarem de indivíduos nervosos que estavam vestidos com uniformes, no controle de acesso da empresa com os funcionários mantidos reféns, de imediato abordaram este ladrão, e na busca pessoal, foi encontrado em sua cintura uma pistola da marca Taurus, modelo 24/7 tátical, calibre .40, numeração suprimida municiada com 11 cartuchos intactos, aparentando ser da PM. Prenderam também outro integrante da quadrilha que tentava fugir pulando pelos fundos da empresa, e na busca pessoal, localizaram um crachá de uma das vítimas pendurado em seu pescoço. As bobinas de cabo de cobre avaliadas em cerca de * 4 MILHÕES de reais* foram recuperadas, e, ainda, com muito profissionalismo, realizaram a liberação dos funcionários da empresa que estavam sendo mantidos reféns sobre grave ameaça de arma de fogo e violência psicológica. Parabéns a estes grandes profissionais do 4 º BAEP! 
B) Diversas Oc. de Prisões em Flagrante Delito pelos PMs da 1ª Cia do 29° BPM/M: 1.)Prisão de Ladrão de Carros que Sequestrava Vítimas em Estacionamento de Supermercado Sondas; 2.)Prisão de Ladrão que praticou Tentativa de Latrocínio; 3.)Prisão de Mãe que Matou o próprio Bebê; e 4.)Prisão de Quadrilha de Roubo de Veículos 
1.)As Equipes do SD PM ALMEIDA, SD PM CAMPOS e CB PM CORREIA ao desconfiarem de um indivíduo nervoso no estacionamento do Supermercado Sondas, juntamente com a RPM 183/180 SD Alexandre e SD W. Rodrigues, foram abordar tal indivíduo, que, ao avistar as equipes jogou uma arma de fogo no chão do estacionamento e saiu correndo fugindo; que foi feito o cerco, e este criminoso foi preso e apreendido o Revólver que ele utilizava para praticar Sequestro às vitimas que saiam com suas compras do supermercado; 
2.)A quipe dos SD ZANELI; SD Natália e SD Braz em patrulhamento se depararam com um indivíduo que havia efetuado disparos de arma de fogo em direção a uma vítima, após tentar roubá-la; que a equipe ao desembarcar da vtr, o latrocida se evadiu a pé subindo pelo telhado de diversas residências e com o receio do confronto veio dispensar a arma numa residência, onde foi preso, sendo localizada nesta casa, o revolver cal.38 com 03 munições deflagradas e 02 intactas do qual atirou na vítima. O Ladrão foi preso e encarcerado; 
3.)A Equipe dos SD PM Pelisson e SD PM Passos em apoio a RPM 01(ocorrência violência doméstica) pelo PS Santa Marcelina do Itaim Paulista, desconfiaram de uma mulher que usava documento falso, e tentava ser atendida naquele hospital. Ao averiguaram com mais detalhes, devido ao nervosismo e impaciência, a equipe com seu tirocínio e profissionalismo percebeu algo errado, e em instantes, a Mulher acabou confessando que havia Matado seu filho de um ano de vida, dois dias antes, na data 03NOV17 em Itaquaquecetuba. Vale ressaltar a crueldade e frieza que a mãe teve em confessar aos policiais "que por falta de paciência no dia dos fatos, o nenê estava chorando muito, e ela acabou jogando-o bruscamente de encontro ao chão; que ao cair e bater com a face no solo, o bebê teve traumatismo craniano e morreu por inalar o próprio sangue. Tal assassina estava foragida há 3 dias. Esta Ocorrência foi de grande repercussão na mídia; 
4.) Após fiscalização de transito, 3 veículos empreenderam fuga e após longa perseguição pela região do Itaim Pta, Os PMs aqui presentes, interceptaram os 3 veículos, e prenderam a Quadrilha de Roubo de Carros. Foram recuperados um carro HB20, um Eco Sport abandonado, sendo os 3 ladrões reconhecidos pelas vitimas dos respectivos veículos, após prática de roubo. Os pertences pessoais das vítimas foram recuperados, e toda a Quadrilha presa. Parabéns aos Valorosos PMs da 1ª Cia do 29º BPM/M ! 
NOME INSTITUIÇÃO Medalha 
Cb PM Marcelo dos Santos Correia 1ª Cia do 29° BPM/M COLAR CRUZ HONRA Sd PM Diogo de Almeida Silva 1ª Cia do 29° BPM/M COLAR CRUZ HONRA Sd PM Rodrigo Silva Braz 1ª Cia do 29° BPM/M ESPLENDOR Sd PM Thiago Vitor Campos Machado 1ª Cia do 29° BPM/M MÉRITO CONSTITUC. Sd PM Lincoln José Pelisson Rocha 1ª Cia do 29° BPM/M MÉRITO CONSTITUC. Sd PM Pio Zaneli Neto 1ª Cia do 29° BPM/M MÉRITO CONSTITUC. Sd PM Danilo José Passos Campos 1ª Cia do 29° BPM/M MÉRITO CONSTITUC. 
Sd PM Wellington Jacinto Rodrigues 1ª Cia do 29° BPM/M MÉRITO CONSTITUC. 
Sd PM Natália Aparecida Mariano 1ª Cia do 29° BPM/M MÉRITO CONSTITUC. * * * 
5ª ETAPA: Atuações Meritórias e Ocorrências de Destaque 
A) Oc. de Prisão de Traficante com Uso de Documento Falso e Apreensão de Farta Quantidade de Drogas e Munições 
NOME INSTITUIÇÃO Medalha 4 
3º Sgt PM Luciano Fantini 26º BPM/I ESPLENDOR 
Cb PM Adriano Calábria 26º BPM/I ESPLENDOR 
Cb PM Jonatas Pietro Ferraz Leite 26º BPM/I ESPLENDOR 
Sd PM Geraldo Evangelista Gonçalves 26º BPM/I ESPLENDOR Esta Equipe de Força Tática do 26BPM/I, durante o policiamento abordaram um veículo VW Gol com um condutor que estava demonstrando muito nervosismo; ao consutar a CNH do suspeito pelo banco de dados do tablete da viatura, a foto não correspondia com a pessoa abordada. Que indagado a respeito, o suspeito confessou que utilizava há cerca de 1 ano e meio, documento falso, e era procurado pela Justiça pelo crime de Tráfico de Drogas, com pena de aproximadamente 06 (seis) anos a cumprir. O criminosos também confessou que continuava traficando drogas, e que armazena os entorpecentes em sua casa; que em diligências foram apreendidas farta quantidade de drogas na casa do criminoso onde funcionava uma refinaria para preparo de drogas, além de munições de arma de fogo, como podemos observar nas fotos. Ressaltamos a qualidade de profissionalismo e dedicação destes policiais, que, com inteligência, amor à causa pública e respeito à dignidade da pessoa humana, obtiveram pleno êxito nesta ocorrência policial, retirando da Sociedade um Traficante que voltou para o sistema carcerário, sendo tais PMs dignos e merecedores de nosso reconhecimento. 
B) Oc. de Prisão de Homicida por Arma Branca em Mogi Guaçu NOME INSTITUIÇÃO Medalha 
Cb PM Renato Luiz Santiago Filho 1ª Cia do 26º BPM/I ESPLENDOR 
Sd PM Tiago de Figueiredo Nogueira 1ª Cia do 26º BPM/I ESPLENDOR 
Sd PM Diego Rezaghi Dias 1ª Cia do 26º BPM/I ESPLENDOR Durante o patrulhamento pela área de Mogi-Guaçu, os policiais avistaram um indivíduo andando rapidamente pela via, causando suspeita e decidiram abordá-lo. Na busca pessoal, localizaram em suas vestes uma faca. Ao indagá-lo sobre o objeto, o averiguado confessou que havia esfaqueado sua ex-sogra e ex-esposa. Deslocaram-se para a residência informada e depararam com as duas vítimas gravemente feridas a facadas, e socorreram-nas imediatamente. Segundo o médico, esse socorro foi primordial para poupar a vida da mãe da jovem(sogra), porem, infelizmente a moça, esposa do criminoso, não resistiu aos ferimentos e faleceu. Graças a ação dos policiais, o assasino foi retirado do Seio da sociedade e conduzido à prisão. * * * 
6ª ETAPA: Atuações Meritórias e Ocorrências de Destaque 
A) Oc. de Prisão em Flagrante de Quadrilha de Roubo de Agência dos Correios no Centro da Cidade de São Paulo NOME INSTITUIÇÃO Medalha 
2º Ten PM Gustavo Henrique Botelho 13º BPM/M ESPLENDOR 2º Sgt PM José Zenildo Gonçalves Leite 13º BPM/M ESPLENDOR 
Cb PM Roseane da Silva Beserra 13º BPM/M ESPLENDOR 
Sd PM Sandro José de Souza 13º BPM/M ESPLENDOR 
Sd PM Teixeira Bitencout 13º BPM/M ESPLENDOR 
Sd PM João Paulo Ferreira Silva 13º BPM/M ESPLENDOR 
Sd PM Roberto dos Santos Rocha 13º BPM/M ESPLENDOR 
Sd PM Joelmir dos Santos Silva 13º BPM/M ESPLENDOR 
Sd PM Edson Lourenço Gomes da Silva 13º BPM/M ESPLENDOR Sd PM Douglas Pereira Miguel 13º BPM/M ESPLENDOR Sd PM Nicolas Iamoto da Fonseca Busic 13º BPM/M ESPLENDOR 
Sd PM Sidney Rafael Moura 13º BPM/M Mal Castelo Branco 
Após ocorrência irradiada de Roubo à Agência dos Correios pela Avenida Angélica – Centro de SP. Sob o Cmdo do Ten Botelho, que coordenou o cerco, as equipes chegaram no local, e se depararam com os criminosos saindo dos Correios com os malotes de dinheiro; tendo a quadrilha no intuito de concretizar o crime, efetuado vários disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram acertando um dos bandidos no braço. Houve a contenção e isolamento do local, tendo os criminosos retornado para interior da agência dos Correios, fazendo várias pessoas de reféns; que, após incansável negociação, dois bandidos se renderam, sendo um deles o lesionado. Outros dois permaneceram no interior da agência, mantendo diversas pessoas como reféns, e, após novas negociações, renderam-se. O criminoso alvejado no braço, foi socorrido ao Hospital da Santa Casa, e os demais ladrões da quadrilha foram presos e conduzidos à Polícia Federal. Duas armas de fogo foram apreendidas, e a grande qtde de dinheiro em espécie que estava no interior da mochila em posse dos criminosos. Parabéns a todos do 13º BPM/M pelo profissionalismo nesta ocorrência de grande complexidade, que teve um desfecho totalmente positivo, com todos os reféns salvos ilesos, e a quadrilha do roubo desbaratada e presa em flagrante pela Polícia Federal. * * 
 7ª ETAPA: Autoridades de Destaque Apoiadores do MMDC NOME INSTITUIÇÃO Medalha 
1º Sgt PM Rogerio Gonçalves Cia FT do 21º BPM/M ESPLENDOR 
1º Sgt PM Reginaldo Ribeiro Luiz 3ª Cia do 21º BPM/M ESPLENDOR 
Al Sgt PM Robson Batista Rodrigues ESSgt - 4ª Cia ESPLENDOR Al Sgt PM Paulo Henrique Bastos Essgt - 4ª Cia do 4º BPRv ESPLENDOR 
Cb PM Cristian Cardoso Garcia Cia FT do 21º BPM/M ESPLENDOR 
Cb PM Edenilson Sebastião Milagre Cia FT do 21º BPM/M ESPLENDOR 
Cb PM Edilson Francisco do Prado Cia FT do 21º BPM/M ESPLENDOR 
Sd PM Douglas José Gregório Junior Cia FT do 21º BPM/M ESPLENDOR 
Sd PM Carlos Tenório Cavalcante Júnior Cia FT do 21º BPM/M ESPLENDOR 2º Sgt PM Augusto César Locatelli dos Santos MÉRITO CONSTITUC. 
3º Sgt PM Alexandre Orlando Oliveira Machado 3ª Cia do 2 de Ouro MÉRITO CONSTITUC. 
PM Vânia Rodrigues de Oliveira APMAL MÉRITO CONSTITUC. Cb PM Vagner Alves dos Santos 3ª Cia do 34º BPM/I MÉRITO CONSTITUC. 
Sd PM Klaus Humberto Dias 35º BPM/I MÉRITO CONSTITUC. Sd PM Valdecir Samuel de Souza CAEP do CPI/5 MÉRITO CONSTITUC. 
Cb PM Samuel Pessoa da Silva Cia Tat CPTran CONSTITUCIONALISTA 
Sd PM Valmir Junior Marcondes Moreira 2ª Cia do 44º BPM/M Gov PEDRO TOLEDO 
Sd PM Edvaldo Francisco da Silva Filho Cia Tát CPTran DRÁUSIO Or. SP 03Dez17 – mj nathanael * * *
O Presidente da Soc. Vet. de 32-MMDC: Cel PM Mario Fonseca Ventura, o Dep Cel Telhada, os Presidentes das Instituições e Seus Colaboradores, PARABENIZAM a todos os Recipiendários das Medalhas que São Apoiadores do MMDC, desejando a cada um, Muito Sucesso, Proteção e Iluminação de Deus, extensivamente a Todos Seus Familiares e Entes Queridos: - PARABÉNS !
Encerrado o evento, quase às 22 horas, vamos conversar com as pessoas presentes. Depois, o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, leva-me até a ARMÊNIA. Estou extremamente cansado.

7 DE DEZEMBRO DE 2017      :      -        QUINTA-FEIRA
A perda de WILLIAM MASCARENHAS “balançou” as estruturas de todos nós. O facebook publicou farto material sobre a morte do herói. No meu blog as aberturas somaram 2.208, sinal que ele era muito benquisto por todos. Algumas pessoas, no começo, estranharam o fato do WILLIAM se vestir com a farda de 32. No entanto, ao correr dos anos, perceberam que ele era uma das pessoas que mais defendiam o ideal daquela epopeia e a divulgação do movimento constitucionalista era feita por ele de maneira ostensiva. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC projetou-se muito com a pessoa do WILLIAM. Por isso, sofremos com a sua depuração, que começou com o infarto sofrido no 9 de julho. O velório no Monumento Mausoléu foi adequado com aquilo que ele mais amava e, ali, onde estão eternizados 853 heróis, WILLIAM recebeu seus amigos e admiradores, ao lado de seus familiares. Depois o féretro em carreta dos bombeiros, aberto pelos batedores do trânsito, com o ÁGUIA sobrevoando as ruas por onde passava o cortejo, tudo isso foi motivo de se considerar o enterro de um herói. WILLIAM deve estar feliz do outro lado. Livrou-se do padecimento de longos dias de sofrimento e deve ter se encontrado com muitos amigos que partiram antes dele, como é o caso do AMADO RÚBIO. Eram muitos semelhantes na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ambos comandaram o Exército Constitucionalista. Ambos gostavam de andar fardado de 32.
Hoje, levanto tarde, mas preciso pensar nos outros eventos ainda marcados para este ano. Um deles diz respeito amanhã no Centro de Reabilitação da PMESP.
Essa solenidade no CR está marcada para 14 horas. Na sala de trabalhos da Sociedade, no MUSEU MILITAR, apenas está o GABRIEL. Entramos em contato com o CR e dissipamos as últimas dúvidas.
MARINEI está trabalhando em casa. Ela precisa fazer o fechamento das contas do ano em curso. Por causa de mais de trezentos eventos em 2017, ela não conseguiu trabalhar nas finanças e agora, isolada, vai fechar um verdadeiro quebra-cabeças. Assim sendo, não a perturbamos nesta quinta-feira. Mesmo assim, ela entrou em contato com o GABRIEL algumas vezes.
Também estamos pensando nos eventos marcados para o dia 9, sábado, em SANTO ANDRÉ, quando receberei a MEDALHA FORÇA EXPEDICIONÁRIA ABCDMRR. No dia 11 deveremos estar na Assembleia Legislativa, convidado pelo WALTER CIGLIONI para fazer parte do projeto MINHA ESCOLA É O CANAL. No dia 12, no auditório da CAIXA BENEFICENTE, vamos condecorar oficiais e praças que trabalham na 6ª Seção do Estado Maior da PMESP. No dia 14 viajaremos para SÃO CARLOS e, no dia seguinte, condecoraremos integrantes do 38 º BPMI. No dia 16 de dezembro, fundaremos em OURINHOS o 65º núcleo do MMDC. 
GABRIEL está mandando os boletos para os associados interessados no COLAR DA VITÓRIA, que será entregue em 22 de dezembro. Antes, no dia 21, teremos um evento em CERQUILHO e, à noite, uma sessão solene na ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

8 DE DEZEMBRO DE 2017      :        -     SEXTA-FEIRA
Uma manhã destinada ao meu escritório. Atualizo minhas memórias, mas tenho de participar de uma solenidade no CENTRO DE REABILITAÇÃO DA PMESP. Uma viatura vem me buscar às 13 horas.
Ali, sou recepcionado pela Comandante do Centro de Reabilitação, TENENTE-CORONEL PM CLÁUDIA VIRGÍLIA RAPOZO DE FARIA. O seu pai, CORONEL PM Ref ARI RAPOZO DE FARIA está presente. O Comandante Geral, CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO preside a solenidade. Está acompanhado do Sub Cmt PMESP, CORONEL PM MAURO CEZAR DOS SANTOS RICCIARELLI e do Diretor de Saúde, CORONEL Méd PM ROBERTO RODRIGUES JÚNIOR. Também estão presentes o CORONEL PM REYNALDO PRIELL NETO e o CORONEL PM JOSÉ EDUARDO STANELIS DE AQUINO.
São entregues quinze medalhas DRÁUSIO, equivalente aos quinze anos de aniversário do CENTRO DE REABILITAÇÃO. A solenidade se desenvolve num clima de confraternização, bem próprio da época que estamos atravessando. É anunciada a transferência, dentre os próximos dias, do CORONEL Méd PM ROBERTO para a reserva. Também é inaugurada a foto da TENENTE-CORONEL PM SORAYA na galeria de comandantes do CENTRO DE REABILITAÇÃO.
Numa tarde chuvosa, regresso para GUARULHOS assim que termina o evento. Agora procuro trabalhar no computador, uma vez que as memórias precisam ser atualizadas.  

Gratidão.
x

Ligia Aparecida Soto Rubio
19:59 (Há 4 horas)
 Estimado Cel Ventura, boa noite
Esperamos que o Sr. esteja bem, após dias tão significativos para a Sociedade  Veteranos de 32-MMDC.
Estivemos irmanados na despedida ao Querido Guerreiro William Mascarenhas, que  deixará uma grande lacuna ..... presença inesquecível pela generosidade, pela simplicidade...... Amigo de todas as horas. 
O Sr. teve o Carinho em divulgar a bela foto dos dois Eternos Heróis e Comandantes do Exército Constitucionalista...ambos já servindo ao Regimento de nosso Pai Maior......Amigos de novas Missões, de auxílio mútuo, de muito respeito e principalmente de muito Amor...estarão no cumprimento de seus ideais e zelando por Todos Nós!
Desejamos uma Noite de Paz e muita Luz.
Beijos para Dona Lucinda.
Ligia e Nadir Rubio.  
00:33 (Há 0 minutos)
para Ligia
Estimadas NADIR e LÍGIA
Eles apenas estão em outro plano. Mas nós não esquecemos deles e eles também não esquecem de nós.
Apenas são espaços diferentes, mas de uma amplitude que nos atinge diretamente, todos os dias.
Enfim, estaremos todos juntos um diante. Não os esqueçamos!

9 DE DEZEMBRO DE 2 017    :   -    SÁBADO
O Presidente da Associação dos Ex-Combatentes do ABCDMRR, fazendo uso de suas atribuições, tem a honra de conceder a V Sª a MEDALHA FORÇA EXPEDICIONÁRIA DO ABCDMRR em virtude dos relevantes serviços prestados à sociedade e preservação da história dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira que atuaram no Teatro de Operações na ITÁLIA durante a II Guerra Mundial.
MEDALHA FORÇA EXPEDICIONÁRIA ABCDMRR AO SENHOR MÁRIO VENTURA.
Assinado pelo 2º TENENTE DA FEB MIGUEL GAROFALO.
A entrega da honraria será feita hoje, às 10 horas, na Sede E Museu: Avenida DOM JORGE MARCOS DE OLIVEIRA, 100 – VILA GUIOMAR – SANTO ANDRÉ.
Saio de casa às 7:30 horas. Embarco num ônibus que enfrenta congestionamento de carros na VIA DUTRA e MARGINAL TIETÊ (muito comum nessa época do ano). Depois, na Estação Metrô TIETÊ, embarco num trem que me leva até a SÉ. Faço baldeação para a LINHA VERMELHA e desço no BRÁS. Ali, vou viajar na LINHA TURQUESA da CPTM até SANTO ANDRÉ. Até aí as coisas correm bem. Mas em SANTO ANDRÉ, ao saber que VILA GUIOMAR está distante há três quilômetros, aventuro-me a fazer todo esse percurso a pé. Começo pela Avenida das MONÇÕES. O pior é que tudo é subida. Essa caminhada é realizada num tempo de quase uma hora.
Cansado, chego no local onde está situada a FEB ABCDMRR. Ali, venho a conhecer o presidente de 96 anos MIGUEL GAROFALO.
Encontramos a LARISSA e o 1º TENENTE PM SERPA, do Núcleo MMDC- 9 DE JULHO, sediado em SANTO ANDRÉ. Alguns oficiais do batalhão local estão relacionados para receber a MEDALHA FORÇA EXPEDICIONÁRIA ABCDMRR. Ali encontramos também o GONZALES, nosso velho conhecido. Ele pertence ao Exército. Já está reformado. O FONTELAS, proprietário de carros antigos, é outro nosso conhecido. Nosso associado SÍLVIO e seu irmão comparecem fardados, representando uma ONG estrangeira.Outras pessoas que ali se encontram: NILSON ANJOS, CLÁUDIO GARCIA CHAN, CAMILA DAL.
Primeiramente, assistimos a uma missa. Depois é que vamos ter o ato solene da entrega da honraria.
Permanecemos durante algum tempo em conversas com os convidados. O GONZALES e pessoas de sua família vão me ajudar sobremaneira na volta. Eles deixam-me perto da ESTAÇÃO CONCEIÇÃO. Agora, refazendo-me dessa aventura de ir até SANTO ANDRÉ, retorno para a estação Metrô ARMÊNIA e, novamente viajando num ônibus COCAIA, chego em casa por volta das 14:30 horas. Almoço e vou descansar. 
     
11 DE DEZEMBRO DE 2017    :      -      SEGUNDA-FEIRA
No dia 19 de novembro de 2017 recebi um documento de WALTER CIGLIONI, Presidente Executivo do Projeto MINHA ESCOLA É O CANAL nos seguintes termos:
A missiva tem por objetivo, convidando no nobre amigo nomeação no projeto MINHA ESCOLA É O CANAL, no próximo dia 11 de dezembro, na Sala FRANCO MONTORO, em solenidade com início da 9 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para Coordenador e Conselheiro do Projeto Minha Escola É o Canal Escola Youtube SP do MMDC, SOCIEDADE VETERANOS DE 32, no ato estaremos junto com o Secretário de Estado da Educação de São Paulo, JOSÉ RENATO NALINI, com o Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, JOSÉ HORÁCIO HALFELD REZENDE RIBEIRO, com CARLOS JOSÉ SANTOS DA SILVA (CAJÉ), Presidente do CESA – Centro de Estudos da Sociedade de Advogados, com UMBERTO LUIZ BORGES D´URSO, Diretor do Departamento de Cultura e Eventos e Conselho Seccional da OAB/SP e com o CORONEL PM JÚLIO DE FREITAS GONÇALVES, Presidente da Cruz Azul e demais autoridades, para sua nomeação e a entrega dos colégios vencedores, seus alunos e professores.
Sua participação em nosso projeto será, ao meu ver, a consolidação do espirito de cidadania que o “MINHA ESCOLA É O CANAL” – Escola de YOUTUBER/SP” tem.
O Concurso está em conformidade com projeto atual da Secretaria de Educação Estadual intitulado Prêmio Educação nas Redes, onde os Novos Influenciadores Digitais, onde os adolescentes das cinco mil escolas estaduais de São Paulo estão sempre conectados. Por isso, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está sempre em busca de iniciativas pedagógicas para resgatar o interesse dos milhares de alunos em conjunto com suas famílias.
Desta forma, valoriza a Educação garantida no Artigo 204, da Constituição Federal do Brasil que estabelece: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Então para a primeira fase foram selecionadas pessoas que realmente se importam em promover a melhoria de vida, com respeito e dignidade ao seu próximo.
A linguagem das produções será toda requisitada em planejamento e linguagem Youtuber, que atrai milhares de jovens comunicadores.
É uma fórmula de sucesso que prepara o jovem para o futuro, já que os efeitos do crescimento das redes sociais e da audiência da maioria dos vídeos postados ultrapassam juntos milhões de visualizações.]
Essa evolução do mercado mundial faz surgir cursos como os da HAPPY CODE e da ACADEMIA DE YOUTUBERS. Hoje o sistema YOUTUBE no BRASIL, atinge 110 milhões de usuários mensais no BRASIL, onde a faixa etária mais presente é a de 12 a 34 anos ou seja 86% dos jovens brasileiros nesta faixa etária acessam o YOUTUBE. A Cerimônia de premiação será realizada no dia 11 de dezembro de 2017 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no Auditório FRANCO MONTORO a partir das 9 horas da manhã contando com todas as entidades e autoridades.
MARINEI mantém contato comigo. Ela havia me convidado a ir até ARARAQUARA, onde o LUCAS, seu filho, apresentará o trabalho exigido pela Faculdade de Engenharia Química. Face o compromisso que tenho de ir até a Assembleia Legislativa, deixo de ir até ARARAQUARA, a fim de prestigiar o LUCAS.
Para chegar a tempo, saio de GUARULHOS às 7:30 horas, viajando num ônibus lotado até a Estação Metrô TIETÊ. NA SÉ, a fila do ônibus para o IBIRAPUERA está extensa. Prefiro pegar um táxi e chego  na Assembleia justamente às 9 horas. Encontro no Auditório FRANCO MONTORO dezenas de professores (as) do Colégio Militar e o WALTER CIGLIONI. Demora um pouco o início da sessão solene de premiação das escolas vencedoras do Projeto MINHA ESCOLA É O CANAL.
Comparecem os CORONÉIS PM JÚLIO ANTÔNIO DE FREITAS GONÇALVES, Presidente da CRUZ AZUL e o CORONEL PM RENATO PERRENOUD, coordenador do Colégio Militar.
WALTER CIGLIONI explica o trabalho meticuloso do Projeto que, de outubro para cá, abordou o tema dos patronos das escolas. Com isso, foram realizados trabalhos digitais importantíssimos. O Colégio Militar Centro abordou a figura de TOBIAS DE AGUIAR – SABER, HONRA E DISCIPLINA, muito bom, onde as crianças pesquisaram a vida do fundador da Polícia Militar. A Escola de SOROCABA abordou PEDRO DIAS DE CAMPOS. Um trabalho digno de premiação é o da ESCOLA ESTADUAL MATILDE MEIRA, de AVARÉ. Outro trabalho significativo é o da ESCOLA ESTADUAL MILTON DA SILVA RODRIGUES (voluntário de 1932, onde os jovens foram até o Obelisco do Ibirapuera para fazer suas pesquisas).
Após a apresentação dos vídeos, segue-se a premiação. É um projeto audacioso, mas importantíssimo na educação das crianças através da era digital. WALTER CIGLIONI está de parabéns, bem como a sua equipe de conselheiros.  Para 2018 o tema escolhido será sobre a COPA DO MUNDO.
MARINEI manda uma mensagem no whatsapp. Diz que o LUCAS tirou a nota 9,8 em seu trabalho. Está contente com o desempenho do filho. Mas isso já era esperado face a dedicação que o LUCAS tem para com os estudos.
O GABRIEL está trabalhando normalmente na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e mantém contato, via celular, que preciso assinar diplomas que vieram de OURINHOS, CERQUILHO e SÃO CARLOS. 
Vamos sair tarde da Assembleia Legislativa, atrasando o almoço com MÁRIO MARGARIDO, programado para o GRIL JOÃO MENDES. Ele está se despedindo deste ano, pois viajará para uma cidade da BAHIA no próximo dia 16.
Aproveito que estou perto da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE IMPRENSA e vou me reunir com o presidente SÉRGIO DE AZEVEDO REDÓ, no 10º andar do prédio da Rua ÁLVARES MACHADO, 22, no CENTRO (travessa da rua da LIBERDADE). Antes, faço um contato, via celular, com o SIDNEI LOBO PEDROSO, que logo mantém contato com o REDÓ. Combinamos a criação do 66º NÚCLEO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, em 22 de dezembro, às 15 horas, antes da entrega do COLAR DA VITÓRIA, na solenidade de confraternização da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no último evento do ano. Esse NÚCLEO chamar-se-á NÚCLEO MMDC-API “CÁSPER LÍBERO”.      
Somente depois das 15 horas é que posso ir ao MUSEU MILITAR. Está presente no MMDC o responsável pela confecção dos diplomas que irão ser entregues em CERQUILHO no dia 21 de dezembro. O GABRIEL já registrara os diplomas. Assino-os e agora serão levados para o Conselho de Honrarias e Mérito.
Os diplomas de OURINHOS (APENAS NOVE) também são registrados e assinados por mim. O RODRIGO GUTENBERG irá leva-los, amanhã, para o Conselho. Tenho também notícias sobre os interessados no COLAR DA VITÓRIA. Diz o GABRIEL que apenas vinte associados se manifestaram interessados em receber a honraria no dia 22 de dezembro.
Passam das 17 horas quando retorno a GUARULHOS. Na ARMÊNIA, entro na terceira filha para embarcar. Tenho uma surpresa ao receber a notícia da missa de sétimo dia que será rezada pela alma do WILLIAM MASCARENHAS, em SANTO ANDRÉ, às 19 horas. Entro em contato, via whatsapp com a LARISSA, presidente do Núcleo MMDC 9 DE JULHO, pedindo para que ela me represente ao ato religioso. Fui surpreendido com a data e a hora. Num dia de muita correria, fico sabendo disso quase às 18 horas. Caso tivesse sabido disso com antecedência, teria mudado os compromissos.


12 DE DEZEMBRO DE 2017      :    -      TERÇA-FEIRA
Uma data tranquila na parte da manhã. Trabalho muito no computador e o único problema é que estamos sem internet. A locomoção para o MUSEU MILITAR é difícil. O trânsito em SÃO PAULO (VIA DUTRA – MARGINAL TIETÊ) é complicado. Vivemos já a balburdia do fim de ano e um dos sintomas é o congestionamento de veículos.
MARINEI está muito contente porque o LUCAS tirou a nota 9,8 na exposição escrita e oral que ele fez ontem na Faculdade de Engenharia Química, em ARARAQUARA. A festa de colação de grau está marcada para 9/10 de março. Mas apenas se encontra um pouco chateada por causa de um indivíduo que a vem difamando, dizendo que ela ganha sete mil reais e que o GABRIEL ganha três mil. Afastado da Sociedade por motivos plenamente justificados, desconta nos funcionários do MMDC toda a sua mágoa. Acontece que essas coisas são insignificantes perante o grande trabalho que ela desenvolve na Sociedade. Ninguém acredita nessa pessoa que está “queimada” na nossa associação.
Os últimos trabalhos da Sociedade estão sendo concretizados. Daqui há dez dias entraremos em recesso administrativo.
Por volta das 16:30 horas, na Caixa Beneficente, vamos comemorar os 43 anos da 6ª Seção Estado Maior da PMESP. Nas dependências restauradas pelo atual Superintendente, CORONEL PM FALCONI, lembramos que a Caixa Beneficente da PMESP existe desde 1905. O CORONEL PM CARLOS EDUARDO FALCONI, que foi Comandante do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo, irmão do atual Superintendente da Caixa Beneficente, também se faz presente. O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC vem prestigiar o evento. JOSÉ JANTÁLIA e HAMILTON TADEU comparecem também. A TENENTE-CORONEL PM DANIELLE, chefe da 6ª Seção, discursa sobre a produção de sua seção neste ano de 2017. Vamos condecorar com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:   
- Cap PM 940647-6 Marcelo de Souza Gonçalves;
- Cap PM 940667-A Beatriz de Assis Bastos Morassi;
- Cap PM 972355-2 Onélio Ferrari Neto, da DTel;
- Cap PM 981007-2 Danilo Marcelo Callegari, do CPD;
- Cap PM 108505-A Isabela Nóbrega de Andrade Forner;
- 1º Sgt PM 923358-0 Sandro Henrique Mariano da Silva, da 6ª EM/PM;
- 1º Sgt PM 980372-6 Sérgio Ricardo Favarão, da 6ª EM/PM;
- 1º Sgt PM 107355-9 Pedro Vínicius de Paula Testi, da 6ª EM/PM;
- Cb PM 120763-6 Cristiane Néris Gonçalves Freitas, da 6ª EM/PM;
- Cb PM 135968-1 Danilo Henrique de Souza Pereira, da 6ª EM/PM;
- Sd PM 117902-A Cristina da Silva, da 6ª EM/PM;
- Sd PM 124662-6 Jeferson Amaral Barros, da 6ª EM/PM;
- Sd PM 146587-2 Karen Cristine Rodrigues Porto, da 6ª EM/PM;
- Sd PM 153595-1 Michel Domingos Fernandes, do 4º BPrv.
Após a solenidade, é servido um coquetel. Somente depois das 18 horas é que deixo as dependências da Caixa Beneficente. Na ARMÊNIA, entro na terceira fila de embarque, mas esse pormenor não me abala nesta data.


13 DE DEZEMBRO DE 2017 – QUARTA-FEIRA
Encontro MARINEI e GABRIEL trabalhando muito com relação aos próximos eventos que ainda teremos neste 2017. O pior é com relação ao Conselho de Honrarias e Mérito. Segundo notícias que chegaram ao nosso conhecimento, houve um rompimento entre o Professor ADILSON CÉZAR e a sua funcionária conhecida como TINA. Demorou muitos anos até o professor entender que a TINA sempre foi uma pessoa faltosa, principalmente quando a sede do Conselho ainda não tinha sido transferida para o Palácio do Governo. Prejudicou ela muitas vezes a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ainda tenho em minha biblioteca os trinta e dois diplomas que ela, maldosamente, os perfurou, inutilizando-os. A Sociedade ainda estava na ANITA GARIBALDI e a TINA detestava o MMDC. Agora, parece que a última gota d´água transbordou todas as sacanagens cometidas por ela, pois atingiu diretamente o chefe. O Professor ADILSON CÉZAR deverá tomar medidas punitivas contra a sua funcionária TINA. Os diplomas de OURINHOS ficaram sem a assinatura do Professor ADILSON CÉZAR e estarão prontos somente no dia 19 (a solenidade será no dia 16). RODRIGO GUTENBERG está retornando do Conselho de Honrarias e Mérito. Conta ele sobre os últimos entraves. Parece que a TINA irá trabalhar somente até o dia 20 de dezembro. Depois irá entrar em gozo de afastamentos e não mais retornará ao Conselho.
MARINEI ainda trabalha no balanço financeiro de 2017. Não consegue fazer grandes coisas no MUSEU MILITAR, sempre interrompida por pessoas que comparecem na sala que usamos para assuntos diversos, ou então no atendimento de telefonemas. Por sua vez, o GABRIEL está empenhado na formação da grade da condecoração do COLAR DA VITÓRIA em 22 de dezembro. Ainda faltam alguns comprovantes de pagamento das despesas com relação ao COLAR. MARINEI ainda irá confeccionar os diplomas nesta semana. A ideia é preparar tudo para a assinatura do Secretário das Medalhas, CAPITÃO PM LUIZ HUMBERTO CAPARROZ, no final da semana.
Ainda não tenho certeza se irei amanhã para a cidade de SÃO CARLOS. Em princípio, ficaria hospedado num hotel na noite do dia 14, para poder estar presente na entrega das honrarias da Sociedade em solenidade programada para a manhã do dia 15. Acontece que um contato, via whatsapp, ontem, colocou em dúvida a condução que me levaria amanhã para SÃO CARLOS.
Numa tarde de muito trabalho, vamos deixar o MUSEU MILITAR depois das 16 horas. MARINEI conduz-me até GUARULHOS, enfrentando as dificuldades do trânsito na MARGINAL TIETÊ e VIA DUTRA.  
14 DE DEZEMBRO DE 2017 – QUINTA-FEIRA
Vou mais tarde para o MUSEU MILITAR. MARINEI e GABRIEL estão trabalhando nos últimos eventos que teremos neste ano, principalmente o do dia 22 de dezembro, que encerrará nossas atividades neste 2017.
WANDER CHALUB vem até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Permanece no MMDC até depois das 17 horas, quando sai com a MARINEI e o GABRIEL. Vou permanecer até mais tarde, aguardando a viatura do 38º BPMI, que irá me levar até SÃO CARLOS.
No horário das 18 horas, com o CABO PM GERALDO dirigindo essa viatura, vamos para a cidade que amanhã fará a solenidade de comemoração dos 186 anos da PMESP e entregará as Medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO e CONSTITUCIONALISTA, da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
Após uma viagem tranquila, por volta das 20:30 horas, estamos chegando no HOTEL ANACÃ, na Avenida SÃO CARLOS, 2690. O CABO PM GERALDO se despede e, no quarto 811 desse hotel, posso ter um repouso merecido e estar preparado para o evento de amanhã no 38º BPMI.

15 DE DEZEMBRO DE 2017 – SEXTA-FEIRA.
No HOTEL ANACÃ,. Nesta manhã, na cidade de SÃO CARLOS, levanto por volta das 6:30 horas. Uma hora depois estou tomando café e aguardo a chegada da viatura que irá me levar para o 38º BPMI. Isso acontece por volta das 8:30 horas. No quartel, sou recepcionado pelo Comandante da Unidade, TENENTE-CORONEL PM WELLINGTON DE SOUZA e demais oficiais. Em seu gabinete, ele recepciona os convidados, principalmente aqueles que irão ser condecorados nesta manhã. A tropa se posiciona na rua, defronte o quartel, com a presença de três representantes do NÚCLEO MMDC “HERÓIS DE ARARAQUARA”, fardados de 32. É um ato militar, de acordo com nossos regulamentos.
O CORONEL EDUARDO XAVIER FERREIRA GLASER MIGON, do Exército, é o oficial de maior patente e vai presidir a solenidade. Vão ser condecorados, nesta oportunidade, com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
PREFEITO LEANDRO LUCIANO DOS SANTOS – CORONEL EB EDUARDO XAVIER FERREIRA GLASER MIGON – TENENTE-CORONEL PM ADALBERTO JOSÉ FERREIRA – TENENTE-CORONEL PM VALDEMIR GUIMARÃES DIAS – MAJOR PM PAULO HENRIQUE JURISATO – CAPITÃO PM RENATO AKIRA AKAMINE – CAPITÃO PM CESAR ALEXANDRE J. A. CARDEAL – CAPITÃO PM PAULO ROBERTO NUCCI JÚNIOR – CAPITÃO PM GUSTAVO HENRIQUE LÁZARO – 1º TENENTE PM KARINA RIOLI PAVAN – 1º TENENTE PM DANIEL MARCIO MOLINA – 1º TENENTE PM LUIZ AUGUSTO ALVES TAVARES – 1º SARGENTO PM VAGNER PIVA PEIXE – 2º SARGENTO PM RICARDO SCORÇAFAVA NETO – 3º SARGENTO PM LEANDRO PEDRASSANI CASCALHEIRA – CABO PM CLÁUDIO DONIZETI ABACKER – CABO PM GILBERTO CLÓVIS DE SOUZA – CABO PM LEONARDO DONIZETI DO NASCIMENTO – CABO PM ALEX SANDRO ARAÚJO DA SILVA – CABO PM MARCOS PAULO CARDOSO NATAL – SOLDADO PM RENAN MOISÉS NOGA – CABO PM RODRIGO DIAS – CABO PM LUÍS ALBERTO LOPES DA CUNHA – PROFESSOR DOUTOR JOSÉ GUILHERME SABE – PROFESSOR DOUTOR EDMUNDO ESCRIVÃO FILHO- PROFESSOR DOUTOR ENG FERNANDO M. ARAÚJO MOREIRA – REVERENDÍSSIMO PADRE LUÍS ANTENOR ROSA BOTELHO – REVERENDO PASTOR JARBAS ANTONIO VALENTIN – FOTÓGRAFO EDUARDO CONSTANTINO MIGLIATO – EMPRESÁRIO JOSSÉ DE CARVALHO – EMPRESÁRIO ANTONIO APARECIDO ROSALINO – PRESIDENTE DIEGO MENDONÇA LASTOSA.
RECEBEM A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA OS MAJORES PM LUÍS ROBERTO MOREIRA FILHO, LUÍS SERGIO MUSSOLINI FILHO E JEFFERSON LOPES JORGE.
Após o desfile da tropa, vamos permanecer na UNIDADE em conversas com o Comandante e seus oficiais. É ideia do TENENTE-CORONEL PM WELLINGTON criar um núcleo do MMDC em SÃO CARLOS em 2018. Deixo SÃO CARLOS às 12:30 horas. O PM LEANDRO é o motorista que me leva até GUARULHOS. Na entrada de SÃO PAULO – MARGINAL TIETÊ – o trânsito é infernal. Perdemos quase uma hora para atingir a VIA DUTRA. Em casa, procuro descansar da viagem. Não temos novidades na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

18 DE DEZEMBRO DE 2017      :    -        SEGUNDA-FEIRA
Cumprimento, logo cedo, MARINEI ÂNGELO CHALUB, nossa fiel secretária, que hoje está completando aniversário. Mas, apesar disso, trabalha com denodo na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, procurando fechar o ano administrativo com todos os pontos em ordem, inclusive o financeiro Ainda estamos com alguns eventos para serem cumpridos, os últimos de 2017: dia 20, iremos â CASA MILITAR, onde receberemos a medalha da CASA MILITAR; no dia 21, faremos uma viagem até CERQUILHO, a fim de entregar a medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO e, à noite, participaremos de uma sessão solene na Assembleia Legislativa (Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”) e, finalmente, no dia 22, entregaremos o COLAR DA VITÓRIA na Associação Paulista de Imprensa.
Na tarde, depois das 14:30 horas, estou no MUSEU MILITAR. Encontro o GABRIEL e a aniversariante trabalhando muito.
Chega o SARGENTO TARCÍSIO, Secretário da Agricultura em OLÍMPIA, com a notícia de que teremos a entrega da ORDEM CAETANO DE CAMPOS, grau cavaleiro (dama), amanhã, na Secretaria do Meio Ambiente. Ele fica de me arrumar condução para o meu deslocamento até o local do evento.
MARINEI vai me contar um caso inacreditável ocorrido no sábado com seu cunhado NIVALDO BARBOSA. Ele estava com um câncer na garganta, inoperável, face as dificuldades de localização. Sem poder respirar, foi feita uma traqueostomia. No entanto, no sábado, de maneira milagrosa, ele expeliu o câncer pela boca. Tem uma aparência com um batata, de dimensão que não é fácil acreditar. Imagens foram tiradas e comprovam o acontecido. Nos próximos dias, o hospital de BOTUCATU, onde estava sendo tratado, deverá emitir um parecer. Acreditamos ter acontecido um milagre. Não há conhecimento de fato semelhante.
MARINEI traz-me até GUARULHOS. LUCINDA e MARLENE cumprimentam-na pelo seu aniversário e dão-lhe uma bolsa de presente. Ela merece muito mais, dada a sua eficiência no MMDC. Fica difícil pensar na Sociedade sem a sua presença.
Ainda nesta noite é confirmada que uma viatura da DEFESA CIVIL, fornecida pelo TENENTE-CORONEL PM LIMA, virá me buscar, amanhã, às 8 horas, para irmos à Secretaria do Meio Ambiente.    
                        

20 DE DEZEMBRO DE 2017    :    -    QUARTA-FEIRA
Ao Senhor Coronel PM
Mário Fonseca Ventura
Presidente Sociedade Veteranos de 1932-MMDC

Tenho a grata satisfação de comunicar que Vossa Senhoria foi agraciado com a Medalha da Casa Militar, com indicação do Conselho da Medalha e anuência do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.
A Medalha foi instituída pelo Decreto Nº 50.555, de 21 de fevereiro de 2006 e destina-se a homenagear pessoas físicas e jurídicas, organizações civis e militares, nacionais e estrangeiras, por seus méritos e pelos serviços dignos de especial destaque prestados ao Estado de São Paulo e a seu povo, de maneira a preservar o espírito de liberdade e democracia.
Assim sendo, cumprimento-o pela honrosa distinção e convido para solenidade de entrega da honraria.
Data: 20 de dezembro de 2017, às 09h30
Local: Palácio dos Bandeirantes – Mezanino
Endereço: Av. Morumbi, 4.500 – Morumbi – São Paulo – SP

ASSINADO PELA CORONEL PM SECRETÁRIA-CHEFE DA CASA MILITAR E COORDENADORA ESTADUAL DA DEFESA CIVIL – HELENA DOS SANTOS REIS.

Para receber tão honrosa distinção, que durante muito tempo foi um sonho meu, face uma situação toda especial quando eu era MAJOR e fui indicado para ser condecorado e um coronel, meu desafeto, achou de impedir que se concretizasse o ato, saio de casa às 7 horas. Essa situação delicada do passado vem ser resolvida hoje. NUNCA É TARDE!!!
Durante o trajeto para a cidade de São Paulo, vou informando a minha secretária do meu deslocamento. Vamos nos encontrar na Praça FERNANDO PRESTES por volta das 8:20 horas. Chegamos cedo na CASA MILITAR. Podemos conversar com muitos conhecidos. Vão nos prestigiar o JOSÉ JANTÁLIA e o SIDNEI LOBO PEDROSO.
Na sala da Secretária-Chefe da Casa Militar, CORONEL PM HELENA DOS SANTOS REIS, vamos nos encontrar com as mais altas autoridades convidadas para a solenidade. Destaque todo especial para o cantor ZEZÉ DI CAMARGO, especialmente convidado para o evento. O TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR PAULO JOÃO CURY, Comandante do COMGAP, é a mais alta patente que se encontra nessa solenidade e irá presidir o evento. O CORONEL PM MAURO CEZAR DOS SANTOS RICCIARELLI, SubCmt PM, representa o COMANDANTE GERAL DA PMESP, CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO.
O TENENTE-CORONEL PM LIMA, da DEFESA CIVIL, cerca-nos de toda a deferência possível e demonstra uma grande amizade por nós. Devemos muito ao TENENTE-CORONEL PM LIMA a gentileza que ele nos dedica.
A entrega da MEDALHA DA CASA MILITAR é algo sensacional. Sinto-me comovido com o recebimento da mesma, face uma história toda por detrás dessa condecoração. Nada como um dia atrás do outro! Talvez recebê-la agora tenha muito mais valor do que anos atrás quando eu era major. Se isso já tivesse acontecido, não iria viver um dia tão fascinante como hoje (é bem verdade que a condecoração era outra).
Os momentos que passamos nessa solenidade são os melhores de 2017. Já estivemos em momentos muito importantes, mas não de tanta deferência como hoje.
Também está neste evento o Secretário de Agricultura de OLÍMPIA, SARGENTO TARCÍSIO. Muitas outras pessoas também ali se encontram, como é o caso do casal LIGIERI e LUCIANA. Mais tarde, no restaurante que fica ao lado do Palácio dos Bandeirantes, vamos almoçar.
O Professor RODRIGO GUTENBERG está presente no Palácio dos Bandeirantes. Ele veio buscar os diplomas das medalhas que serão entregues amanhã à noite na Assembleia Legislativa. A empregada do Conselho de Honrarias e Mérito, TINA, mais uma vez demonstra toda a sua maldade. Primeiramente, se esconde de nós e depois vai atender somente o SARGENTO TARCÍSIO. O RODRIGO vai permanecer no local até conseguir receber dela os diplomas.
MARINEI ainda passa pelo escritório do LIGIERI e LUCIANA, para receber um cheque e, mais tarde, vamos para o MUSEU MILITAR.
Estamos a dois dias do recesso administrativo. MARINEI e GABRIEL trabalham com afinco para que o ano se feche com toda a parte financeira sob controle. Vamos ter um déficit no final de 2017 por causa da inadimplência superior a 60 por cento.
Passa pela Sociedade o menino THALES SANCHES. Vem se desculpar de certas criancices cometidas e que serviram para certas malquerenças no MMDC. Vamos ver se essas coisas não mais aconteçam.
Com um trânsito muito ruim, MARINEI me transporta até minha casa. Ela se desdobra para ser uma funcionária dedicada e eficiente. A Sociedade deve muito a ela. O sucesso nosso tem uma parcela muito grande de seu empenho e lealdade.  
Pelo facebook, vamos ver as centenas de fotos tiradas na solenidade da CASA MILITAR. Também recebo pelo celular o link encaminhado pelo TENENTE-CORONEL PM LIMA, onde podemos reviver tudo o que aconteceu hoje cedo.
RODRIGO GUTENBERG entra em contato comigo. Ele conseguiu receber da empregada do Conselho de Honrarias e Mérito os diplomas que serão entregues na solenidade de amanhã na Assembleia Legislativa. Mas precisou ter muita paciência e aguentar as ironias da TINA. Fica uma história complicada sobre os diplomas do COLAR DA VITÓRIA. Diz que não foram liberados porque a TINA “recebeu instruções” do SARGENTO TARCÍSIO para assim proceder. Isso ainda precisa ser devidamente esclarecido.


21 DE DEZEMBRO DE 2017     :     -     QUINTA-FEIRA
Às 6 horas, encosta no portão de casa um carro dirigido pelo motorista da prefeitura de CERQUILHO, a fim de me conduzir até aquela cidade. O FERRARI, da Guarda-Civil municipal, vai conversando comigo até CERQUILHO. Assim, fico sabendo que CERQUILHO tornou-se município em 3 de abril de 1949 (quase no mesmo período da cidade de POÁ, onde nasci). A população do município é de pouco mais de 45 mil habitantes.
Ao chegar em CERQUILHO, passo a conhecer o prefeito, ALDO SANSON; o presidente da Câmara Municipal, MAURO FRARE; o vereador SÉRGIO BUENO, SARGENTO PM SCRIVANO; CABO PM TEMPORIM; Guarda Civil Municipal INSPETOR VELOSO e os escolhidos para serem condecorados com a Medalha Governador Pedro de Toledo e seus familiares.
Comparece o TENENTE-CORONEL PM GALENDE, Comandante do Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em ITAPETININGA. Conversamos sobre o Professor Doutor JEFFERSON BIAJONE, Presidente do Núcleo de Correspondência daquela cidade, desde 2011.
Vamos entregar a medalha primeiramente ao Prefeito ALDOMIR JOSÉ SANSON, tendo em vista que ele tem compromisso em SÃO PAULO, no Palácio dos Bandeirantes. Ele faz uso da palavra e se retira da solenidade, para viajar a SÃO PAULO. Individualmente, passamos a entregar as demais medalhas.:
     Mauro Frare
    Cleiton da Luz Scudeler
    Sergio Luiz Bueno
    Bruno Bonelli Stampone
    Wagner Alcides Bellucci
    Paulo Denardi
    Cel PM Benedito Tadeu Galende
    Cap PM Giancarlo Cesar Ferreira
    1º Ten PM Willian Tonini Machado
    2º Sgt PM André Luis Scrivano
    Cb PM Edson Campos da Silva Temporim
    Cb PM Daniel Dias Borges
     Cb PM Sandro Roberto Lourenço
     Cb PM David Antônio Filho
     Cb PM Fábio Donizete de Oliveira
Pelo celular, recebo o comunicado de uma confraternização na Associação Paulista de Imprensa, às 17 horas. O FERRARI, assim que termina a entrega das condecorações, traz-me de volta a São Paulo. Vou diretamente ao MUSEU MILITAR. Encontro MARINEI atarefada com a papelada da Sociedade. Ela veio cedo para colocar tudo em ordem, uma vez que amanhã encerraremos nossas atividades em 2017. Ela está com problemas com seu filho GABRIEL. Por motivos domésticos, o rapaz acha de não vir trabalhar hoje.
MARINEI vai permanecer até mais tarde na Sociedade. Por volta das 17 horas, estou na API, em companhia do REDÓ, seu presidente; SIDNEI LOBO PEDROSO e muitas outras pessoas. É realizado um culto ecumênico neste final de tarde. SIDNEI e sua esposa MARA vão me conduzir até a Assembleia Legislativa quando já passam das 19 horas. O presidente do MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”, MARCELO COVATS, com a ajuda do RODRIGO GUTENBERG, Presidente do Conselho Fiscal, e JOSÉ REIS, organizaram uma solenidade voltada para integrantes da POLÍCIA CIVIL. Isto é algo sensacional. Também está presente na entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO o prefeito da cidade de GUARULHOS, GUSTAVO HENRIC COSTA (GUTI). 
O Deputado Estadual, delegado de polícia OLIM, faz um brilhante discurso, enaltecendo a entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para os policiais civis. São condecorados:
1. DR. GUSTAVO HENRIC COSTA - PREFEITO DE GUARULHOS
2. DR. CAIO FRANÇA - DEPUTADO ESTADUAL DE SÃO PAULO
3. DR. GUSTAVO SARZI SARTORI - ADVOGADO
4. DR. ARTUR DIAN - DELEGADO DE POLÍCIA DO GRUPO DE REAÇÃO ESPECIAL G.E.R.
5. FABIO BOPP – POLICIAL CIVIL DO G.E.R.
6. ANDERSON DA SILVA PEREIRA – POLICIAL CIVIL DO G.E.R.
7. ANDERSON WILLIAM SILVA MEDEIROS – POLICIAL CIVIL DO G.E.R
8. ANDRÉ NASCIMENTO JORDÃO – POLICIAL CIVIL DO G.E.R
9. CARLOS CESAR KURATOMI - POLICIAL CIVIL DO G.E.R
10. CHRISTIAN MACARANI LOPES – POLICIAL CIVIL DO G.E.R
11. DANIEL RASCHLE - POLICIAL CIVIL DO G.E.R
12. EDIJALMA GONÇALVES DA SILVA FILHO – POLICIAL CIVIL DO G.E.R
13. EVERSON JUNQUEIRA CESAR DE SOUSA – POLICIAL CIVIL DO G.E.R
14. EDSON DE ARAÚJO SILVA JUNIOR – POLICIAL CIVIL DO G.E.R
15. ELCIO MÁRIO CORREA DE MELO JUNIOR - POLICIAL CIVIL DO G.E.R
16. FABIO GOMES MOREIRA - POLICIAL CIVIL DO G.E.R
17. FABIO RIBEIRO GONÇALVES – POLICIAL CIVIL DO G.E.R
18. FABIO SOUZA DELLA ROSA - POLICIAL CIVIL DO G.E.R
19. FABIO ZIAUBER DE JESUS ARQUELY – POLICIAL CIVIL DO G.E.R
20. JOÃO DE LUCA PORTEIRO – POLICIAL CIVIL DO G.E.R.
21. JÚLIO CESAR COSTA LEITE – POLICIAL CIVIL DO G.E.R.
22. LUÍZ CARLOS ARRUDA MAEDA – POLICIAL CIVIL DO G.E.R.
23. LUCIANO MIRANDA ALPONTI - POLICIAL CIVIL DO G.E.R.
24. LUÍZ ALEXANDRE PENDAS ALVAREZ - POLICIAL CIVIL DO G.E.R.
25. LUÍZ ANTONIO MARIO PETRACCO - POLICIAL CIVIL DO G.E.R.
26. LUÍZ FERNANDO CASAGRANDE – POLICIAL CIVIL G.E.R.
27. LUÍZ GUSTAVO GALVÃO – POLICIAL CIVIL G.E.R.
28. MARCELO FELIPE VENDRAMINI – POLICIAL CIVIL G.E.G.
29. MÁRCIO ROBERTO DESCROVE – POLICIAL CIVIL G.E.R.
30. RODRIGO DAMASCENO COSTA - POLICIAL CIVIL G.E.R.
31. RODRIGO DANTAS RODRIGUES ALVES – POLICIAL CIVIL G.E.R.
32. RODRIGO PARRA VASCONCELOS – POLICIAL CIVIL G.E.R.
33. SIDNEY SATURNINO DA SILVA – POLICIAL CIVIL G.E.R.
34. VICENTE PAULO ANCONA – POLICIAL CIVIL G.E.R.`
35. DR PAULO CAHIM – ADVOGADO
36. SR JÂNIO SILVEIRA PIRES – JORNALISTA
LISTA DE HOMENAGEADOS COM A MEDALHA DE SÃO PAULO

1.     DR HÉLIO BRESSAN – DELEGADO SECCIONAL DE POLÍCIA
2.     ENGENHEIRA MIRIANE PEREIRA MARQUES – VICE-PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ENGENHARIA SP
3.     FLÁVIO TOBIAS SANTOS – EMPRESÁRIO
4.     RICARDO AUGUSTO LEITE – EMPRESÁRIO
5.     DR ANTONIO DE PASQUOTTO CALEGARE - ADVOGADO
6.     DR LINO FERNANDES DA SILVA JR. – ADVOGADO
7.     DR JOSÉ CARLOS OLIVEIRA - SUPERINTENDENTE DO INSS EM SP
8.     ENGENHEIRO ALBERTO LEONARDO PENTEADO – ENGENHEIRO DA REDE RECORD
9.     ENGENHEIRO LEO BOTELHO JUNIOR – EMPRESÁRIO


Essa solenidade vai terminar depois das 22 horas. O SIDNEI LOBO PEDROSO deixa-me na ARMÊNIA. Retorno para GUARULHOS.


22 DE DEZEMBRO DE 2017    :       -      SEXTA-FEIRA
Vamos realizar hoje a última solenidade do ano da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Como também será criado hoje o 66º Núcleo da Sociedade, na ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE IMPRENSA – NÚCLEO MMDC-API “JORNALISTA CÁSPER LÍBERO”, idealizamos a entrega do COLAR DA VITÓRIA para o auditório da API, às 15 horas. Mas, antes da cerimônia de criação do Núcleo e da entrega do COLAR, vamos participar do ALMOÇO DA VITÓRIA.
Vou mais cedo para a Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo – AOMESP – onde combinamos realizar o ALMOÇO DA VITÓRIA. Acontece que, ali chegando, recebemos a notícia de que a AOMESP encontra-se fechada até 2 de janeiro. Entro em contato com a MARINEI, que se encontra no Corpo de Bombeiros, retirando os diplomas do COLAR, que estavam com a AMANDA, esposa do TENENTE-CORONEL PM LIMA.
Ela vem até a TABATINGUERA, onde estou, e entramos em contato com a Associação Paulista de Imprensa. Há um restaurante, vizinho à API, que está funcionando. Transferimos o almoço para esse local.
GABRIEL fica de plantão na TABATINGUERA, a fim de avisar os participantes do almoço. MARINEI vai para a Rua ÁLVARES MACHADO. Deixa o carro num estacionamento que fica defronte ao restaurante e passamos a avisar as demais pessoas que vão participar do almoço.
Já no restaurante, entramos em contato com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, que logo se desloca para este local. SIDNEI LOBO PEDROSO toma conhecimento da nova situação e, assim, aglutinamos todos para o ALMOÇO DA VITÓRIA. Ele vem para o almoço, acompanhado de sua senhora.
Muitos que irão receber hoje o COLAR DA VITÓRIA vêm para o almoço, alguns com familiares. Também estão conosco: TENENTE-CORONEL PM LIMA, ADOLFO SAVELLI, ALFREDO DUARTE (em companhia do SUB-TENENTE SYLVIO ERNESTO COCCIARELLA FILHO, Presidente da FEB do RIO DE JANEIRO), MARIA CECÍLIA NACLERIO HOMEM, HAMILTON TADEU.
Terminado o almoço, onde também comemoramos o aniversário da MARINEI ÂNGELO CHALUB (o aniversário foi em 18), vamos todos para a API.
SIDNEI LOBO PEDROSO articula-se no sentido de reunir os integrantes do novo Núcleo. Entre essas pessoas estão o CORONEL PM Ref ÉDSON FERRARINI, o GUARDA LUIZINHO, e outros. Aguardamos a chegada do doutor SÉRGIO DE AZEVEDO REDÓ, Presidente da API e que será empossado logo mais como Presidente do Núcleo MMDC-API “JORNALISTA CÁSPER LÍBERO”.
A solenidade começa com considerável atraso, face a impossibilidade do REDÓ estar conosco no horário marcado para o início do evento.
SIDNEI LOBO PEDROSO usa da palavra no início da solenidade e depois passa a palavra para o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES.
Depois do HINO NACIONAL é anunciada a criação do novo Núcleo da Sociedade, o 66º Núcleo. É projetado um filme sobre a revolução de 32 e, em seguida, individualmente, são condecoradas as seguintes pessoas com o COLAR DA VITÓRIA:
DR. SÉRGIO DE AZEVEDO REDÓ – DD PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE IMPRENSA
MAJOR PM FABIO RICARDO FERREIRA
MAJOR PM DEIVISON DANIEL GONÇALVES
CAPITÃO PM MARCELO HENRIQUE SILVA
2º Tenente PM BEATRIZ OLÍVIA HERNANES
SUB TENENTE PM MARCOS ALVES MARÇAL
SUB TENENTE PM SYLVIO ERNESTO COCCHIARELLA FILHO
1º SARGENTO PM WAGNER MOURA BENAVIDES
1º SARGENTO MARCOS ROBERTO NAVARRO
CABO PM CRISTIANO CAVALCANTI
SOLDADO PM MACOOT SILVA RIBAS
DRA CYNTHIA THEODORO PORTO
SRA ERIKA CRISTINA CARNEIRO
SR. JOSÉ ALARICO REBOUÇAS
SR. JOSE MARIA DA SILVA SANTOS LUIZ SILVIO SALATA
SR. LUIZ VICENTE PRADO FREIRE JUNIOR.
SR. MOZAR DE SOUZA JUNIOR
O novo presidente do 66º Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, doutor SÉRGIO DE AZEVEDO REDÓ, apresenta a sua diretoria, e passamos a ter momentos históricos neste evento, como é o caso da entrega de um capacete que um dos combatentes usou no movimento constitucionalista de 1932. Também é nos ofertado um vídeo de 1954, quando aconteceram as festas dos 400 anos da cidade de SÃO PAULO.
Mas o adiantado da hora faz com que deixemos a API por volta das 18 horas. MARINEI prometeu visitar uma tia em GUARULHOS e precisa ir para a cidade onde também moro.
Termina assim o último evento de 2017. Agora, iremos entrar em recesso administrativo até 26 de janeiro de 2018.

Em casa, nesta noite, não consigo trabalhar direito no computador. Recebemos muitas imagens da solenidade na API, geradas pelo HAMILTON TADEU, SIDNEI LOBO PEDROSO e outras pessoas que foram condecoradas com o COLAR DA VITÓRIA.