No dia 13 de maio, além de ser o Dia da Libertação dos Escravos, pela princesa Isabel, também é o dia em que se comemora a fraternidade.
O que é fraternidade: s.f. Amor ao próximo; afeto demonstrado por quem não se conhece. Fraternidade é um termo oriundo do latim frater, que significa irmão. “A fraternidade é um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade e com as quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês: Liberdade, Igualdade e fraternidade”. (Wikipedia).
 “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão. O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que irmão”. (Provérbios 17:17; 18:24).
Vivemos em um momento difícil no tocante às amizades. O melhor amigo tende a virar as costas para você, nos momentos mais difíceis. Porém, a Bíblia diz que há amigo, mais chegado que um irmão. O amigo fiel não lhe abandona em tempos de dificuldades, veste a camisa e participa da sua vida na praia, no campo ou na cidade.
Nunca desista de um amigo ou de uma amiga, ame-o(a) todo o tempo, procure ser sempre verdadeiro, honesto, leal e transparente, para que, na angústia, se torne um(a) irmão(ã).
Abaixo trechos da canção Amigos para Sempre, de Jayne e Miguel Zinovic:
“Eu não tenho nada pra dizer
Você parece no momento até saber
O quanto eu estou sofrendo
Vem vejo através dos olhos teus
A emoção que sinto em estar aqui
Seguir seu coração me amando
Amigos para sempre é o que nós iremos ser
Na primavera ou em qualquer das estações […].”
Seja fraterno, amigo e irmão, independente da situação. Saindo do sua zona de conforto, vale a pena quando se faz a diferença na vida das outras pessoas. Os amigos para sempre são verdadeiros anjos de resgate. Se quiser, você também pode ser um deles. Um verdadeiro amigo não tem preço.