Para brindar o ano que se inicia, escrevo o presente artigo sobre a fé e sua importância. Quando se trata de fé o cristão não deve titubear, pois ela é o combustível que permite uma caminhada bem-sucedida com o Todo-Poderoso.
Observando-se o que a Bíblia fala sobre os Heróis da Fé, infere-se sobre a em ação.  A fé em Deus é um princípio fundamental na doutrina de Cristo (Hebreus 6.1).
Há uma diferença entre crer, acreditar e ter fé. Crer vem de credere, que no latim é acreditar com o coração. Fé, porém, é um ato de entrega e confiança sem nenhuma comprovação em troca. Ter fé é comprometer-se com Deus, com o outro e com a natureza.
Pelo fato de as pessoas andarem ansiosas, muitas vezes se permite que a fé diminua diante das adversidades da vida. Mas, o próprio Deus, que é capaz de cuidar bem das simples ervas do campo, não deixa dúvidas de que cuida muito bem do homem, imagem e semelhança que é.
Jesus, ao curar o criado do centurião o elogiou pelo tamanho da sua fé. Depreende-se que quanto maior a fé, como fundamento racional, mas perto a pessoa está da solução de seus problemas. A fé está disponível a todos, desde que seja exercida.
Deve-se deixar a timidez de lado e se ter fé suficiente para que as situações difíceis e praticamente impossíveis que ficam a cargo de Deus, se resolvam. Ao se praticar a fé genuína a pessoa está depositando a sua confiança Nele e declarando o Seu senhorio e poder, pois Ele é capaz de resolver até o impossível. A fé remove montanhas.
Até mesmo a escolha de pessoas para o exercício do ministério numa igreja é necessária a eleição de pessoas cheias de fé, que agradam a Deus, principalmente por meio de seu testemunho verdadeiro.
Fé é acreditar em algo sem ter provas do que realmente existe? Biblicamente falando, a palavra fé transmite a ideia de confiança, firme persuasão. Segundo consta em Romanos 10:17, a fé vem pelo aprendizado da Bíblia.
Desta forma, a fé bíblica é “a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.” (Hebreus 11:11). Ela traduz confiança no Senhor e que seja exercitada durante a caminhada com Deus, vivenciando e exercitando a fé diariamente. De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17).
Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11:6).
As dores, as dificuldades fazem parte da vida. Mas, podemos superar tudo isto com a força, a fé, a esperança e o amor. Deus dá o cavalo, mas não dá a carroça.
Que possamos nos despedir com muita alegria do ano sainte, firmes no combate à corrupção e à impunidade,e renovemos as esperanças no ano entrante. Que possamos fazer cada vez mais a diferença na comunidade onde vivemos.
Reflitamos sobre as palavras paulinas: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (2 Timóteo 4). Feliz 2020!