segunda-feira, 18 de maio de 2020

LAUDO NATEL (14 DE SETEMBRO DE 1920 - 18 DE MAIO DE 2020)


Morre Laudo Natel, ex-governador de SP e ex-presidente do São ...




Laudo Natel (São Manuel14 de setembro de 1920 — São Paulo18 de maio de 2020)[1] foi um políticoempresário e dirigente esportivo brasileiro.

Biografia

Filho de Bento Alves Natel e Albertina Barone, Laudo estudou nas cidades de Mirassol e Araraquara.[2] Depois de formado, iniciou carreira no setor bancário, exercendo os mais diversos cargos.[2] Foi funcionário do Banco Noroeste, onde era colega de Amador Aguiar, que mais tarde o levaria para o Banco Brasileiro de Descontos, atual Bradesco. Natel acompanhou o amigo, sendo por muito tempo o seu braço-direito, chegando a diretor do banco.[3] Também foi diretor da Associação Comercial de São Paulo, diretor do Sindicato dos Bancos de São Paulo e presidente da comissão bancária do Conselho Monetário Nacional.
Eleito tesoureiro do São Paulo Futebol Clube em 1952,[2] cresceu politicamente no clube, alcançando os cargos de diretor financeiro e, mais tarde, presidente. É patrono do clube, graças a sua atuação na prospecção de recursos para viabilizar a construção do Estádio do Morumbi.

Carreira política


Posse de Laudo Natel como governador de São Paulo, em 1971.
Em 1962, elegeu-se vice-governador[2], concorrendo em faixa própria — no sistema eleitoral de então, o voto no "vice" era desvinculado. Elegeu-se, portanto, em chapa diferente da composta pelo governador eleito, Ademar de Barros. Em 1965, Laudo concorreu à prefeitura do município de São Paulo, mas perdeu as eleições para o Brigadeiro Faria Lima.[2]
Laudo Natel foi por duas vezes governador de São Paulo. A primeira, entre 6 de junho de 1966 e 31 de janeiro de 1967, deu-se quando, como vice-governador, substituiu o então governador Ademar de Barros, cassado pelo governo militar brasileiro.[3] Para assumir, licenciou-se do cargo de presidente do São Paulo, para o qual tinha sido eleito dois meses antes.[2] Nesse primeiro mandato no governo, continuando um projeto de Ademar, Natel unificou as onze usinas hidrelétricas de São Paulo, que deram origem à Companhia Energética de São Paulo (CESP) e modernizou o sistema fazendário estadual, por meio de seu secretário Antônio Delfim Netto.
A segunda, entre 15 de março de 1971 e 15 de março de 1975, deu-se quando foi eleito, de maneira indireta, pelo colégio eleitoral. Nesse período de governo, deu ênfase ao desenvolvimento do interior, com o Plano Rodoviário de Interiorização do Desenvolvimento (PROINDE), unificou toda a malha ferroviária paulista em torno da FEPASA (Ferrovia Paulista S/A), prosseguiu a construção da pista ascendente da Rodovia dos Imigrantes, criou a Sabesp e a Cetesb, inaugurou as primeiras estações do Metrô e elaborou plano para desenvolvimento do Vale do Ribeira.
Durante o mandato, demitiu por carta o prefeito de São Paulo, José Carlos de Figueiredo Ferraz, devido a inúmeras discordâncias administrativas. Para justificar tal ato, alegou "falta de sintonia" de Figueiredo Ferraz com o Estado e a União. A versão mais aceita é a de que Figueiredo Ferraz foi demitido por ter dito que São Paulo tinha que parar de crescer.[carece de fontes]
Escolhido pelo Palácio do Planalto, candidatou-se para um terceiro mandato em 1978, mas foi derrotado na convenção do seu partido (a ARENA) por Paulo Maluf, que fora o secretário de Transportes de sua segunda gestão. Aspirou novamente ao governo do Estado em 1982, mas também perdeu na escolha interna do partido (desta vez o PDS, sigla sucessora da ARENA), agora para Reynaldo de Barros, então prefeito de São Paulo e ligado ao malufismo.

HOMENAGENS

Em 2005, recebeu homenagem do São Paulo Futebol Clube, tendo o novo centro de treinamento do clube sido batizado com seu nome.[4] Por ser do interior, Laudo Natel se definia como sendo o "governador caipira".
O Hospital Veterinário, Unidade Auxiliar da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária (FCAV) - UNESP - Câmpus de Jaboticabal, inaugurado em 1974, também leva também seu nome.[5]

Morte 

Laudo Natel morreu de causas não reveladas em 18 de maio de 2020 em São Paulo três meses antes de completar cem anos[6].
Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Laudo Natel

JORNAL DO JANTÁLIA - 18 DE MAIO DE 2020 - SEGUNDA-FEIRA

JORNAL DO JANTÁLIA: Efemérides e Curiosidades
18 de maio é o 138.º dia do ano no calendário gregoriano (139.º em anos bissextos). Faltam 227 dias para acabar o ano.
Dia Internacional dos Museus, Dia dos Vidraceiros, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Dia Nacional do Cocktail, e Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Eventos históricos:
332 — Constantino, o Grande, anuncia a distribuição gratuita de comida para os cidadãos de Constantinopla.
1096 - Cerca de 800 judeus são massacrados por cruzados em Worms, na Alemanha. Esse foi um dos muitos ataques que a comunidade judaica sofreu durante a Primeira Cruzada (1096-1099), campanha convocada pelo Papa Urbano II para resgatar a Terra Prometida. A carnificina foi comandada pelo Conde Emicho, um conhecido antissemita. Massacres parecidos aconteceram em outras cidades alemãs no período. Estima-se que cerca de cinco mil judeus tenham sido assassinados na região durante a passagem da Primeira Cruzada.
1291 - Ocorre a queda de Acre, também chamada Assédio de Acre, com início nesta data e terminando com a perda da cidade de Acre (Distrito Norte de Israel) quando o rei do Egito, Ptolomeu, conquistou a cidade. Foi considerada uma das batalhas mais importantes da história do Império Romano e frequentemente é mencionada pelos historiadores como o evento que marcou o fim das Cruzadas. Quando Acre caiu, as Cruzadas perderam sua última grande fortaleza no Reino Cristão de Jerusalém, entretanto, mantiveram sob seu controle uma fortaleza, ao norte, na cidade de Tortosa, e realizaram várias incursões costeiras, assim como uma tentativa de reconquista através da pequena ilha de Arwad, na Síria, que posteriormente perderam também em 1302. Deste modo, os cruzados já não possuíam terras, cidades ou fortalezas na Terra Santa.
1756 — Início da Guerra dos Sete Anos, quando a Grã-Bretanha declara guerra à França.
1781 - É executado Tupac Amaru II, líder da revolta indígena no Peru. Após derrotar os espanhóis na batalha de Sangarara, Tupac Amaru II foi traído por um dos seus oficiais que o entregou aos europeus, enquanto o líder revolucionário rumava às montanhas para reunir suas tropas. Amaru foi submetido a torturas para delatar onde estava seus oficiais, mas ele se negou a passar as informações. Olíder rebelde presenciou a morte de sua esposa, dois dois filhos e de aproximadamente 50 rebeldes na praça central de Cusco. Depois, foi amarrado a quatro cavalos, que deslocaram os seus membros. Depois, um carrasco espanhol decapitou e mutilou o corpo do primeiro líder revolucionário que lutou pela independência de seu povo na América do Sul.
1804 - O Senado francês proclama Imperador o general Bonaparte, com o nome de Napoleão I.
1848 - A Companhia de Jesus é dissolvida e seus integrantes são expulsos do território argentino.
1875 - Um terremoto destrói em poucos minutos a cidade colombiana de Cúcuta e causa a morte de duas mil pessoas.
1896 — Tragédia de Khodynka: um pânico em massa no campo de Khodynka em Moscou durante as festividades da coroação do czar russo Nicolau II resulta na morte de 1.389 pessoas.
1927 — Massacre de Bath School: quarenta e cinco pessoas, incluindo muitas crianças, são mortas por bombas colocadas por um membro do conselho escolar descontente em Michigan.
1930 - O dirigível Zeppelin inicia um vôo em que cruzaria duas vezes o Atlântico, percorrendo 27 mil quilômetros.
1955 — Término da Operação Passagem para a Liberdade, a evacuação de 310.000 civis vietnamitas, soldados e membros não vietnamitas do Exército francês do Vietnã do Norte comunista para o Vietnã do Sul após o final da Primeira Guerra da Indochina.
1969 — Programa Apollo: lançamento da Apollo 10.
1974 — Teste de arma nuclear: sob o projeto Smiling Buddha, a Índia detona com sucesso sua primeira bomba nuclear, tornando-se a sexta nação a fazê-lo.
1980 - Monte Santa Helena entra em erupção em Washington, Estados Unidos, matando 57 pessoas.
1980 - Ian Curtis, vocalista e compositor da banda inglesa Joy Division, enforca-se na cozinha de sua residência, em Manchester. Ele tinha apenas 23 anos.
1982 - Grandes inundações causam a morte de mais de 400 pessoas na província de Cantón (China).
2001 – Shrek é lançado nos cinemas.
2005 — Uma segunda foto do Telescópio espacial Hubble confirma que Plutão tem duas luas adicionais, Nix e Hydra.
2018 — 112 pessoas morrem após o Voo Cubana de Aviación 972 cair próximo de Havana, Cuba.
Nasceram em 18 de Maio:
1822 — Mathew Brady, fotógrafo estadunidense (m. 1896).
1872 — Bertrand Russell, filósofo e matemático britânico (m. 1970).
1883 - Eurico Gaspar Dutra, político brasileiro, 16.° presidente do Brasil (m. 1974).
1897 — Frank Capra, cineasta estadunidense (m. 1991).
1912 - Perry Como, cantor e ator estadunidense (m. 2001).
1918 — Massimo Girotti, ator italiano (m. 2003).
1920 — Papa João Paulo II (m. 2005).
1942 - José Paulo de Andrade, jornalista e radialista brasileiro.
1946 - Mila Moreira, atriz brasileira.
1947 - Hugh Keays-Byrne, ator indiano australiano.
1949 - Rick Wakeman, músico britânico.
1949 - Zé Maria, ex-futebolista brasileiro.
1954 - Stella Freitas, atriz brasileira.
1955 — Chow Yun-Fat, ator chinês.
1959 - Biro-Biro, ex-futebolista brasileiro.
1960 - Dóris Giesse, jornalista e apresentadora brasileira.
1960 - Luís Henrique, ex-futebolista brasileiro.
1969 - Antônio Carlos Zago, ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro.
1970 - Tina Fey, roteirista, comediante e atriz estadunidense.
1974 - Felipe Folgosi, ator e apresentador brasileiro.
1974 - Edu Guedes, apresentador de televisão brasileiro.
1978 - Hélton, ex-futebolista brasileiro.
1979 - Gabriel Gonzaga, lutador brasileiro de artes marciais mistas.
1981 - Edu Dracena, futebolista brasileiro.
e muitos outros...
Morreram em 18 de Maio:
1781 — Túpac Amaru II, cacique peruano (n. 1738).
1980 — Ian Curtis, músico britânico (n. 1956).
1995 - Elisha Cook, Jr., ator norte-americano (n. 1903).
1999 - Dias Gomes, autor de telenovelas brasileiro (n. 1922).
2000 — Domingos Antônio da Guia, futebolista brasileiro (n. 1912).
2017 - Chris Cornell, cantor e compositor estadunidense (n. 1964).
e muitos outros...
Hoje, no Brasil, comemoram aniversário as seguintes cidades:
Areia PB, Bezerros PE, Branquinha AL, Caruaru PE, Guaíra SP, Jaguaquara BA, Japi RN, Nova Soure BA, Panelas PE, e Piratininga SP.

REUNIÃO VIRTUAL DO COMITÊ DE CIVISMO E CIDADANIA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL.EM 18 DE MAIO DE 2020 - SEGUNDA-FEIRA


Hoje participei ao lado do Dr. José Carlos Bruno, de mais uma reunião histórica!
A primeira reunião do COCCID (Comitê de Civismo e Cidadania da ACSP), realizada no ambiente virtual em decorrência das restrições impostas pelo isolamento social!
Para muitos, especialmente os de idade um pouco mais elevada, surgiram algumas dificuldades de conexão, de como operar o programa de vídeo conferência, etc, aspectos esses que são naturais, pois muitos estão aprendendo a lidar com o novo.
Foi muito bom rever ainda que virtualmente os conselheiros e conselheiras do COCCID e saber que todos mesmo isolados, estão com boa saúde e tomando os cuidados necessários de acordo com a determinações das autoridades sanitárias!
Novos tempos que se revelam necessários, pois a vida não pode parar!
Gilberto Marques Bruno



Sergio Guillen, José Carlos Bruno e outras 17 pessoas

9 comentários

1 compartilhamento

Curtir
Comentar
Compartilhar

Comentários


  • Foi uma reunião inspiradora e histórica, sobretudo porque afloramos nossos sentimentos diante da pandemia, do vírus e dos nossos dirigentes...

    1
    • Curtir
    • Responder
    • 2 h


    • sem duvida! O importante desse "encontro virtual", foi a oportunidade de ver que todos estão bem! Apesar de todas as dificuldades que o momento que estamos atravessando, todos estão com saúde! Abs.!
      • Curtir
      • Responder
      • 2 h

  • Com certa dificuldade, participei do encontro. Estou com sérias dores na coluna. Fui carregar algumas caixas de livro e é difícil os movimentos. Quero registrar aqui que sou completamente contrário a mudança das datas dos feriados, principalmente o 9 de julho. Alguém precisa fazer alguma coisa para se evitar essa confusão imensa que está acontecendo.
    • Curtir
    • Responder
    • 1 min

  • Endosso plenamente, com a Esperança que passe LOGO...
    Abraço Fraternal para TODOS!

    1
    • Curtir
    • Responder
    • 1 h

  • Excelente reunião. Conseguimos tratar dos assuntos de nossa pauta.
    Compartilhando.

    1
    • Curtir
    • Responder
    • 1 h

  • Benvindo ao mundo virtual.

    1
    • Curtir
    • Responder
    • 1 h

    • Pois é Dr.
      ! Um mundo que desde o início da década de 1990 comecei a estudar! Imagine o amigo que as hoje tão temidas videoaudiencias, participei de uma simulada, uma audiência piloto no ano de 2013 ... e só agora com a pandemia ela surge em caráter excepcional! As reuniões, as audiências e até os despachos no ambiente virtual, agora mais difundidos, revelam-se que vieram para ficar! Forte abraço! Cuidem-se por aí!