segunda-feira, 9 de abril de 2012

http://voluntariosdepiracicaba.blogspot.com/: DO RECEBIMENTO DA MEDALHA E DIPLOMA CONSTITUCIONAL...

http://voluntariosdepiracicaba.blogspot.com/: DO RECEBIMENTO DA MEDALHA E DIPLOMA CONSTITUCIONAL...: É com grande satisfação e honra que participo aos meus prezados leitores que fui agraciado com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA conferida pela S...

CORRUPÇAO - POR FRANCES DE AZEVEDO


CORRUPÇÃO: OPÇÃO?!
16/09/2011

Venho pensando, refletindo sobre tema recorrente (infelizmente) nos últimos tempos. Aliás, não é de hoje, vem desde o Império, tendo se aperfeiçoado no regime republicano em nosso país.
Tal não é apanágio desta terra tupiniquim. Também, grassa em outros governos alienígenas. Mas, não é destes que vou falar aqui, eis que, naturalmente, por lá, deve haver cidadãos honestos prontos para tentar debelar este mal das polis, que se dizem tão politizadas, desenvolvidas...
Pergunto: Está havendo ou não a institucionalização desse grande mal?!
Lamentavelmente, a resposta é afirmativa. De tal sorte que, inversamente, parte do topo da pirâmide para baixo, ou seja: do governo federal, estende seus tentáculos, passando pelos governos estaduais, municipais, chegando aos bancos e empresas privados ou não.
Naqueles, os corruptores agem sob a forma da legalidade. Tem todo um staff, um aparato invejável, um respaldo de dar inveja. Assim, vão se utilizando do dinheiro público para benefício próprio, nos mais comezinhos serviços: desde o pagamento de sua cozinheira, do motorista, cabeleireiro, festa de arromba, até viagens internacionais, juntamente com familiares e amigos!
Dinheiro para o exterior, naturalmente, eis que sempre é bom ter uma reserva se tais desvios forem descobertos. Lá se vai a moeda nacional, oriunda de nossos altíssimos impostos, para fora. Sai tranquilamente, sem qualquer empecilho... E, nós, pobres contribuintes, cá ficamos a engordar cada vez mais tais contas...

Somos culpados ou não por este malfadado mal?

A resposta, também, lamentavelmente, é sim.

Esta semana, dia 13 de Setembro de 2011, o Impostômetro marcou UM TRILHÃO de arrecadação de impostos pelos governos: federal, estadual e municipal. Chegará ao final do ano com Um Tri e 400 BILHÕES. A Associação Comercial de São Paulo, criadora desse medidor, vem tentando conscientizar os contribuintes do apetite voraz do governo, com a apresentação, em praças públicas, de diversos produtos onde demonstrados seu preço real e o do imposto. Assim é que, quando não supera o valor do produto, o imposto, em média, fica entre 30 a 40% daquele!
Segundo dados dos IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) em 2005, 30% dos cidadãos tinham consciência dos impostos cobrados nos produtos que compravam. Atualmente, esse número subiu para 70%, graças aos movimentos pelas redes sociais, criados depois da iniciativa da ACSP.
O objetivo é o de conscientização, de buscar a participação, o interesse maior do cidadão/contribuinte, para, numa ação conjunta, não só de fiscalização, mas, e principalmente, de estancar esse ciclo pernicioso, erradicar as causas e punir os infratores.

Nossos votos de congratulações à ACSP pela salutar iniciativa.

                                                                                              Frances de Azevedo
                                                                                              Secretária do CCCACSP
                                                                                                          09/2011