quinta-feira, 11 de julho de 2013

NÚCLEOS DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC: PIRACICABA e JAGUARIÚNA

CARISSIMOS PRESIDENTES E PRESIDENTAS DE NC

segue modelo de noticia que poderá ser replicado em vossos blogs e paginas do FACE conforme solicitação de nosso presidente CEL VENTURA
http://voluntariosdepiracicaba.blogspot.com.br/2013/07/revista-norte-americana-publica.html

Uma vez mais parabens efusivos ao IA EGYDIO pelo exemplar trabalho de divulgação, o mesmo para nossa querida presidenta MARIA HELENA com a noticia sobre a Medalha da Constituição (por ela elaborada e que repassei a todos por email).
mmdcjaguariuna.blogspot.com.br/2013/07/9-de-julho-de-2013.html

enorme abraço e só tenho a agradecer a todos que compareceram a este historico evento. Foi com emoção que pude abraçar cada um de vocês e ver em vossos peitos brilhar a maior honraria Constitucionalista de todos os tempos!

AVANTE BRAVOS CAMARADAS! PRESIDENTES E PRESIDENTAS DE NC!
Sustentemos o fogo que a victória há de ser de nossa Sociedade Veteranos de 32/MMDC!

BIAJONE
Julho 11, 2013

http://voluntariosdepiracicaba.blogspot.com/: REVISTA NORTE-AMERICANA PUBLICA ENSINAMENTOS DO PR...

http://voluntariosdepiracicaba.blogspot.com/: REVISTA NORTE-AMERICANA PUBLICA ENSINAMENTOS DO PR...: PUBLICAÇÃO NA FAMOSA REVISTA DIGITAL CHAPEL DOS ESTADOS UNIDOS SOBRE ENSINO AOS ESTUDANTES MINISTRADO PELO PRESIDENTE DA SOCIEDADE MMDC ...

IMAGENS DA POSSE DOS DIRIGENTES DO MMDC - INAUGURAÇÃO DA PLACA PELO VEREADOR TONINHO PAIVA, UMA HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL PELOS 80 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALITA - O VEREADOR TONINHO PAIVA É CONDECORADO COM A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA






Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, nesta tarde, vamos receber nossos associados e convidados para a realização da Assembléia Geral Eleitoral, presidida pelo CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, tendo como secretários o ALDO STRUFFALDI e o SARGENTO GEORGE TRAJANO. Também receberemos o vereador TONINHO PAIVA para a inauguração de uma placa alusiva aos 80 anos da Revolução Constitucionalista, por parte da Câmara Municipal. Comemoraremos os 59 anos da criação da Sociedade.
Recebemos: GUILHERME MANTOVANI COLI, presidente do nosso Núcleo de Correspondência mais novo, situado em AMPARO; ALFREDO PIRES FILHO, ex-Comandante do Exército Constitucionalista; ALDO STRUFFALDI, filho do nosso saudoso presidente de honra GINO STRUFFALDI; AMADO RÚBIO, que entregará o cargo de Comandante do Exército Constitucionalista, amanhã, para WILLIAM SACCO MASCARENHAS HORTH; GEORGE TRAJANO, MARIO SÉRGIO COELHO ABRANN, CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, FERNANDO LOPES DAVID, GERARD M. BARTELS, ORIVALDA ARGENTINA DIANA (filha do falecido veterano OSVALDO DIANA), NAIR BRANDÃO PIRES (esposa do ALFREDO PIRES), CARLOS TAUFIK HADDAD, ADILSON MORENHO FILHO, ANTONIO CARLOS ARISTIDES (nosso querido fotógrafo que tem imortalizado nossos eventos pela Internet), ROBERTO FERRARI, TONINHO PAIVA, VALIONEL TOMAS PIGATTI, THELL MORAES MARTINS, EDSON CAMARGO BRANDÃO, MARIANO TAGLIANETTI (nosso “embaixador” em CURITIBA), LEANDRO FERREIRA NADU, MARIA ODETTE CRUZ PINTO, ALEXANDRE RUDGE CASTILHO (neto de dona DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA), ARTHUR AMÉRICO P. RUDGE CASTILHO (nosso mais novo associado, com apenas dois anos de vida), JORGE BAPTISTA DA CRUZ, MARIA LÚCIA CAMARGO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, WILLIAM SACCO MASCARENHAS HORTH, CAMILA GIUDICE e AMÉRICO MASSAKI HIGUTI.
TONINHO PAIVA e sua equipe inaugura comigo, CORONEL PM MENDES e ORIVALDA ARGENTINA DIANA a placa da Câmara Municipal alusiva aos 80 anos da Revolução Constitucionalista. Condecoro TONINHO PAIVA com a Medalha CONSTITUCIONALISTA.
Em seguida, a Assembléia Geral Eleitoral se compõe, sob a presidência do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e dá posse aos presidentes que irão conduzir os destinos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para o biênio 2013 – 2015: CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA, reeleito presidente da Diretoria Executiva; CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, reeleito presidente do Conselho Deliberativo e FERNANDO LOPES DAVID, reeleito presidente do Conselho Fiscal.


8 DE JULHO DE 2013


D I A     O  I  T  O    D E     J  U  L  H  O    D E    2013   –    SEGUNDA-FEIRA.
76 anos, seis meses e 11 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
ANO 63º - MÊS 12º - DIA 364º
       55 anos e 35 dias na PMESP.
54 anos e 147 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 29 687 dias – 16 720 horas
49 anos e 305 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
25 anos e 117 dias no Posto de Coronel – 303 meses e 27 dias.
1 ano e 1 dia na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
9 303 dias CORONEL - 21 anos e 207 dias na reserva.
9 859-239 120                          9 303-223 820                               9 646-231 520.

SANTO ÁQUILA E SANTA PRISCILA. Originários do PORTO, foram a CORINTO após a expulsão dos hebreus de ROMA por CLÁUDIO. Eram casados. Conheceram PAULO, apóstolo de JESUS CRISTO, em CORINTO. Arriscaram a própria vida para salvar SÃO PAULO.
DIA DE SÃO QUILIANO. Monge irlandês foi missionário na BAVIERA, onde foi morto por ordem do duque de WURTBURG. A execução ocorreu por ele se negar a batizar o duque, que vivia em pecado.
DIA DO  PANIFICADOR
DIA DA CIÊNCIA (LEI Nº 10.221, DE 18 DE ABRIL DE 2001)
DIA DO BEATO EUGÊNIO III, PAPA
DIA DE SÃO PROCÓPIO
DIA DE SANTO ADRIANO III, PAPA

1038 a. falece o rei EDGAR DA INGLATERRA em 8 de julho de 975.
914 a. Primeira Cruzada: 15 mil soldados cristãos marcham em procissão ao redor de JERUSALÉM para obter ajuda divina na conquista da cidade, em 8 de julho de1099.
860 a. falece o PAPA EUGÊNIO III, em 8 de julho de 1153.
516 a. com quatro embarcações e 170 tripulantes, o navegador português VASCO DA GAMA parte de PORTUGAL com a frota que descobriria o caminho entre a EUROPA e o ORIENTE, no dia 8 de julho de 1497, contornando a costa africana.
392 a. nasce JEAN DE LA FONTAINE, fabulista francês, em 8 de julho de 1621. Falece em 1695.
390 a. falece o PAPA GREGÓRIO XV em 8 de julho de 1623. Nasceu em 1554.
318 a. falece CHRISTIAAN HUYGENS, cientista, em 8 de julho de 1695.
302 a. arraial de OURO PRETO é erigido em VILA RICA DE ALBUQUERQUE, em 8 de julho de 1711, pelo governador ANTÔNIO ALBUQUERQUE COELHO (1655-1725). O crescimento da região transformaria a vila em cidade e capital da província de MINAS GERAIS. Eis um trecho do documento que criou a vila: “aos oito dias do mês de julho do ano de mil setecentos e onze (...) o senhor governador determina erigir neste mesmo arraial uma nova povoação e vila, para que seus moradores e os mais de todo o distrito possam viver arreglados e sujeitos com toda alva forma às leis da Justiça (...) supondo não achava o sítio muito acomodado atendendo às riquezas que prometiam as minas que há tantos anos se lavram nestes morros e ribeiras”. 
243 a. pela primeira vez a declaração de Independência dos ESTADOS UNIDOS é lida em NOVA YORK na presença de GEORGE WASHINGTON, em 8 de julho de 1770. Ela foi redigida por uma comissão de cinco membros liderados por THOMAS JEFFERSON, baseados no iluminismo. A declaração só é promulgada em 1776.
223 a. morre ADAM SMITH, economista britânico, em 8 de julho de 1790.
223 a. nasce o brigadeiro JOSÉ JOAQUIM MACHADO DE OLIVEIRA, em SÃO PAULO, no dia 8 de julho de 1790. Filho do TENENTE-CORONEL FRANCISCO JOSÉ MACHADO DE VASCONCELOS e de dona ESMÉRIA DA SILVA. Bem jovem assentou praça na Legião dos Voluntários Reais, depois denominada Legião das Tropas Ligeiras da Província de SÃO PAULO. Logo passou a colecionar postos e honrarias. Serviu na CAMPANHA CISPLATINA, participou de vários combates. Exerceu altas funções no Império, entre as quais a de membro do Governo Provisório do RIO GRANDE DO SUL e as de presidente e comandante de armas das Províncias de SERGIPE, PARÁ, ALAGOAS, SANTA CATARINA e ESPÍRITO SANTO.
Desempenhou-se, no Exterior, dos Consulados Gerais do BRASIL no PERU e na BOLÍVIA. Militante do Partido Liberal, por duas vezes exerceu mandatos legislativos. Sobremodo incomum é que, em meio a toda essa atividade, ao mesmo tempo em que se desdobrava numa existência intensa, ainda realizava obra científica e literária bastante valiosa – na qual se destaca o “Quadro Histórico da Província de São Paulo”. Saliente-se que, ao fim da vida, “a amplidão de seu peito mal chegava para as condecorações que atestavam seu merecimento”.
Já aos 77 anos, seu filho BRASÍLIO MACHADO DE OLIVEIRA, estudante de 19 anos, católico fervoroso, achou que era hora de tentar a conversão do pai ateu. Conta ANTÔNIO DE ALCÂNTARA MACHADO, o bisneto admirável: “A morte andava por ali, a ameaçar a casa instante a conversão. O filho foi falando, falando depressa e contendo as lágrimas, precipitando as palavras embargadas pela emoção – até que o pai cedeu, menos aos apelos do filho, do que à verdade que tornava comovente e irresistível a voz dele”. BRASÍLIO AUGUSTO MACHADO DE OLIVEIRA, o BARÃO BRASÍLIO MACHADO, foi o fundador da cadeira número um da Academia Paulista de Letras. 
187 a. nasce LAURINDO RABELO, médico e escritor brasileiro, patrono da Academia, em 8 de julho de 1826. Falece em 1864.
178 a. estoura uma insurreição em CARACAS contra o presidente JOSÉ MARÍA VARGAS, em 8 de julho de 1835. O movimento é reprimido.
175 a. nasce FERDINAND VON ZEPPELIN, conde e inventor alemão do dirigível, em 8 de julho de 1838. Falece em 1917
174 a. Assembléia de SAN SALVADOR decreta FRANCISCO MORAZÁN como chefe de Estado, em 8 de julho de 1839.
173 a. nasce MANUEL DE ARRIAGA, primeiro presidente da República Portuguesa, em 8 de julho de 1840. Falece em 1917.
162 a. nasce ARTHUR EVANS, arqueólogo britânico, em 8 de julho de 1851. Falece em 1941.
124 a. primeira edição do jornal americano WALL STREET JOURNAL em 8 de julho de 1889.
120 a. Tratado de limites entre MÉXICO e HONDURAS é firmado, reconhecendo a soberania britânica em BELICE, no dia 8 de julho de 1893.
120 a. nasce FRITZ PERLS, psicólogo alemão, em 8 de julho de 1893. Falece em 1970.
116 a. publicações do DIÁRIO POPULAR de 8 de julho de 1897: nenhuma dúvida existe da tomada de CANUDOS, desde o dia 4 de julho que as forças perseguem os fanáticos fora e dentro do reduto, continuando nas catingas e hospitalizar o Exército. São consideráveis as perdas que as tropas legais fizeram à jagunçada, contando-se já cerca de mil cadáveres além de considerável número de feridos.
A tropa federal também teve bastantes baixas pois combatia quase a descoberto e atacava com coragem e denodo. Consta que além de muitos oficiais feridos, faleceu o bravo CORONEL THOMAZ THOMPSON FLORES, comandante do 7º de Infantaria.
As notícias ainda não são completas sobre o combate, constando entre outras causas que ANTÔNIO CONSELHEIRO está escondido dentro de um subterrâneo existente na Vila de CANUDOS. Os jagunços fizeram retirar da vila as mulheres e crianças que moravam ali para ponto até agora desconhecido.
Continuam de prontidão as tropas de terra e mar, o corpo de bombeiros e os batalhões de brigada policial. Os cruzadores NITERÓI, BENJAMIN CONSTANT e TIRADENTES, estão na baia de GUANABARA com os fogos acesos e prontos para agir em quaisquer acontecimento.
115 a. das publicações no jornal DIARIO POPULAR de 8 de julho de 1898: os maquinistas dos trens dessa estrada, ao passar pela porteira do BOM RETIRO, ponto muito transitado, não apitam como devem. O que resulta dessa imprevidência é forçosamente algum desastre que não tardará a ser registrado pela imprensa.
Participam-nos que: “O serviço de entrega da correspondência na Rua BARÃO DE LIMEIRA está sendo feito tarde e irregularmente. Cartas postas ontem ao meio dia na caixa postal, só hoje às 11 horas foram entregues ao destinatário e isto mesmo porque este foi procurar com o carteiro daquela rua”.
Em SÃO JOSÉ DO RIO PARDO tem caído bastante geada, que deve ter causado prejuízos à lavoura. Em MOGI MIRIM também tem caído grossas camadas de geada.
Os moradores da Rua DONA DOMITILA queixam-se que está ali residindo um moço italiano, que se finge de maluco e que anda incomodando as senhoras que ali habitam. Declara-se Deus Cupido e daí anda a fazer a corte às moças que encontra, não atendendo à respeitabilidade das famílias.
Dizem-se de NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, que o desembargador ESPÍRITO SANTO foi espancado barbaramente. É acusado de ser mandante dessa agressão o governador do Estado. Foram mandatários dois oficiais do corpo de polícia.
Os títulos brasileiros estão cotados na BOLSA, em LONDRES, a 51 ¼ . A baixa do câmbio é atribuída aqui às manobras de alguns bancos estrangeiros. Ignora-se qual seja o motivo, assim como também o da baixa dos títulos brasileiros em LONDRES.     
115 a. nasce PROCÓPIO FERREIRA, ator e diretor teatral brasileiro, em 8 de julho de 1898. Falece em 1979.
114 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 8 de julho de 1899: o advogado do foro da capital, doutor DARIO RIBEIRO, ofereceu-nos um exemplar do recurso crime nº 1051, em que é recorrente o doutor JOÃO ODORICO DA CUNHA GLÓRIA. Esse processo, como é sabido, refere-se ao envenenamento da água de um poço na casa da sogra do recorrente, sendo a este atribuído a autoria do crime. O doutor DARIO RIBEIRO, nas razões publicadas expõe com clareza a não culpabilidade do seu constituinte.
A 5 do corrente, e à mesma hora em que a nossa capital era dolorosamente alarmada pela medonha explosão na LOJA DO JAPÃO, em JABOTICABAL era arremessada aos ares, também por explosão, a fábrica de fogos do senhor JOAQUIM PEDROSO, onde dava-se andamento a grande encomenda de fogos artificiais. Na fábrica trabalhavam os operários FRANCISCO HOMEM, HYPPOLITO e MODESTO, recendo os dois primeiros pequenas queimaduras.
O verdureiro NICOLA ARTURO, casado com LÚCIA SPADORA e residente à rua MAJOR DIOGO, número 90, saiu de casa, às 3 horas da madrugada, com destino ao mercado da Rua de SÃO JOÃO para buscar verduras. Voltando uma hora depois, encontrou no quarto com sua mulher seu compadre e amigo FRANCISCO POLICE e, tomado de ciúme, lançou mão de uma navalha e feriu POLICE e sua mulher, fugindo em seguida.
MADRID – Esperam-se sessões tumultuosas na Câmara por ocasião da discussão do projeto de lei apresentado pelo deputado UBANEZ, pedindo a expulsão dos jesuítas da ESPANHA. Apesar de estar unida a oposição liberal para defender o projeto, afirma-se que será rejeitado. 
107 a. nasce PHILIP JOHNSON, arquiteto norte-americano, em 8 de julho de 1906. Falece em 2005.
103 a. PISCIORRA – médico italiano – comunicou ao Instituto de Higiene Experimental ter descoberto um sistema eficaz para o tratamento do cancro, em 8 de julho de 1910. O professor declarou que conseguiu a cura radical de diversos doentes.
102 a. (RIO) Reina violenta ressaca na baia da cidade. As ondas quebram-se contra a muralha do cais, atingindo a uma grande altura, e alagando as calçadas e os canteiros na Avenida BEIRA MAR. O litoral está repleto de curiosos que observam o espetáculo. Publicado no jornal O ESTADO de 8 de julho de 2011.
101 a. (ILHA DE SETE QUEDAS) Na secretaria da agricultura foram apresentados diversos requerimentos de pretendentes à compra da ilha das SETE QUEDAS, no Rio PARANÁ. O presidente do PARANÁ, ao ter conhecimento disso, telegrafou ao presidente deste Estado protestando contra a venda daquela ilha, alegando pertencer a mesma ao PARANÁ e propondo a nomeação de uma comissão de peritos para decidir o assunto (publicado no O ESTADO DE SÃO PAULO de 8 de julho de 1912).
99 a. falece JOÃO MARCONDES DE MOURA ROMEIRO. Nasceu em PINDAMONHANGABA em 26 de maio de 1842. Depois de se formar em Direito, ele ocupou diversos cargos públicos em sua cidade. Ao lado de outros fazendeiros, conseguiu abolir a escravatura na região, em fevereiro de 1888, antes mesmo de a PRINCESA ISABEL ter assinado a LEI ÁUREA. Morre em 8 de julho de 1915. Uma rua do bairro de PINHEIROS foi batizada com o seu nome, em 1921.
97 a. RÚSSIA e JAPÃO firmam uma aliança no dia 8 de julho de 1916.
94 a. nasce WÁLTER SCHEEL, político alemão, em 8 de julho de 1919.
93 a. revolucionário mexicano PANCHO VILLA se rende ao governo do país em 8 de julho de 1920. Passa a receber uma aposentadoria vitalícia e vai viver em um rancho no interior do país. 
92 a. nasce EDGAR MORIN, sociólogo e ensaísta francês, em 8 de julho de 1921.
89 a. da retirada do presidente de SÃO PAULO, CARLOS DE CAMPOS, do Palácio dos CAMPOS ELÍSEOS (8 de julho de 1924). Um contingente da FORÇA PÚBLICA permaneceu no Palácio para defendê-lo de uma invasão. O presidente dirigiu-se para o Prédio da Secretaria da Justiça, localizado no LARGO DO PALÁCIO (hoje PÁTIO DO COLÉGIO). Logo ao chegar, uma bala de um canhão 105, que estava postado no alto do PRAÇÁ, atingiu em cheio o prédio, matando instantaneamente seis marinheiros que faziam a sua guarda. À noite, CARLOS DE CAMPOS seguiu em direção a GUAIAÚNA (hoje ARICANDUVA), estação da CENTRAL DO BRASIL, então um distante subúrbio de SÃO PAULO, via IPIRANGA e SÃO BERNARDO, para ir ao encontro das tropas lá concentradas sob o comando do GENERAL EDUARDO SÓCRATES, comandante da 4ª R.M., sediada em JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, e destacado para comandar a Divisão de Operações das tropas legalistas.
88 a. nasce RUBENS TEIXEIRA SCAVONE, em 8 de julho de 1925. Faleceu no dia 17 de agosto de 2007, aos 82 anos, nesta Capital. Ex-presidente da Academia Paulista de Letras, ex-corregedor geral do Ministério Público em SÃO PAULO e procurador de Justiça. Era escritor, contista, ensaísta e romancista. Foi um dos primeiros brasileiros a incursionar pela ficção científica. Natural de ITATIBA, onde nasceu a 8 de julho de 1925, esteve sempre rodeado de livros, pois seu pai era bibliófilo. Bacharelado pela turma de 1948, da Faculdade do Largo de São Francisco, foi diretor e redator dos jornais acadêmicos FOLHA PAULISTA, NO LIMIAR DAS ARCADAS e CALÍOPE. Escreveu no CORREIO PAULISTANO, FOLHA ACADÊMICA e para jornais da Capital e do Interior. Em 1949, aprovado em concurso para o Ministério Público do Estado, foi promotor de Justiça em diversas cidades do interior e São Paulo. Promovido por merecimento a Procurador de Justiça e eleito para a Corregedoria Geral do Ministério Público, foi professor de Direito Internacional Privado, Processo Penal, Sociologia Jurídica e Criminologia. Exerceu o magistério por 22 anos na Universidade Mackenzie e nas Faculdades de Direito de SOROCABA e SÃO BERNARDO DO CAMPO. Além dos vinte e dois ensaios jornalísticos da fase acadêmica, publicou grande volume de trabalhos de ordem jurídica – livros, pareceres, estudos, artigos – durante mais de três décadas na REVISTA DOS TRIBUNAIS, REVISTA FORENSE, JUSTITIA e na imprensa paulista. Deixa dezenas de trabalhos publicados em revistas e no SUPLEMENTO CULTURAL de O ESTADO, JORNAL DA TARDE, FOLHA DA MANHÃ, DIÁRIO POPULAR e também para periódicos sobre artes plásticas. Entre seus livros, O HOMEM QUE VIU O DISCO VOADOR, DEGRAU PARA AS ESTRELAS e O DIÁLOGO DOS MUNDOS, entre outros. Escritor de profunda sensibilidade, observação sagaz e apurado senso plástico, propriedade de expressão, o acadêmico RUBENS TEIXEIRA SCAVONE era o romancista de largos recursos que se revelou particularmente em O LÍRIO e a ANTÍPODA e em CLUBE DE CAMPO. Informado e atualizado, estudioso da literatura norte-americana, intérprete de escritos em FAULKNER & CIA, era também novelista por excelência da ficção científica. O corpo foi velado no anfiteatro da APL, no LARGO DO AROUCHE, 312, de onde saiu o féretro no dia 18 de agosto, às 11 horas, para o Cemitério do MORUMBI. O enterro realizou-se às 12:30 horas daquele dia.
84 a. ARTUR IVENS FERRAZ substitui JOSÉ VICENTE DE FREITAS no cargo de primeiro-ministro de PORTUGAL em 8 de julho de 1929.
81 a. da vinda do CORONEL GUILHERME FIGUEIREDO, que se encontrava na cidade do RIO DE JANEIRO, ao quartel do 5º REGIMENTO DE INFANTARIA, em LORENA. Às 4 horas da manhã do dia 9 de julho de 1932 ele conferencia com o CORONEL ASCENDINO D´ÁVILA MELO em seu gabinete e este manifesta o seu apoio e o de sua Unidade à causa paulista, que queria a reconstitucionalização do País. 
78 a. nasce JOAQUÍM VERÍSSIMO SERRAO, historiador português, em 8 de julho de 1935.
76 a. começa a guerra Chinesa-japonesa, em 8 de julho de 1937.
70 a. falece JEAN MOULIN, político e resistente francês antinazista, em 8 de julho de 1943. Nasceu em 1899.
66 a. tem início rumores sobre a queda de um OVNI em ORSWELL, ESTADOS UNIDOS, em 8 de julho de 1947.
63 a. do RÓSEO. Nasceu em 8 de julho de 1950. Durante algum tempo trabalhou comigo, em mais de trinta operações no centro da cidade. Atualmente está afastado. Deixou de pertencer ao meu staff por problemas de dinheiro.
62 a. nasce ANJÉLICA HUSTON, atriz e diretora de cinema norte-americana, em 8 de julho de 1951.
60 a. soviéticos bloqueiam a livre circulação entre o lado leste e oeste da cidade alemã de BERLIM, em 8 de julho de 1953. Começa a construção de uma fronteira, dividindo a cidade.
57 a. morre GIOVANNI PAPINI, escritor italiano, em 8 de julho de 1956.  
56 a. falece o engenheiro doutor JOÃO PEDRO CARDOSO no dia 8 de julho de 1957. Nasceu em 17 de janeiro de 1871. Foi o idealizador da PRIMEIRA FESTA DA ÁRVORE, em ARARAS – SP, no dia 7 de junho de 1902. Nasceu em PINDAMONHANGABA.    
55 a. nasce KEVIN BACON, ator norte-americano, em 8 de julho de 1958.
52 a. primeiras manifestações violentas ocorrem na República Dominicana contra a ditadura do presidente JOAQUIN BALAGUER, em 8 de julho de 1961.
51 a. nasce JOAN OSBORNE, cantora norte-americana, em 8 de julho de 1962.
50 a. de minha participação na GUARDA DE HONRA dos despojos do TENENTE RUYTEMBERG ROCHA, ex-combatente da Revolução de 1932 (morreu em combate em BURI naquele ano), na FACULDADE DE DIREITO DO LARGO DE SÃO FRANCISCO, em 8 de julho de 1963. No dia 3 de abril de 2009 o cadete RUYTEMBERG ROCHA é homenageado pela ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, dando seu nome ao núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, instalado com toda a tropa formada. Ele também é o patrono do CENTRO ACADÊMICO “XV DE DEZEMBRO”.
48 a. da fuga de RONALD BIGGS da penitenciária de WANDS WORTH, em 8 de julho de 1965.
46 a. morre VIVIEN LEIGH, atriz britânica, em 8 de julho de 1967.
45 a da Solenidade de entrega da nova sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, ato assinado solenemente pelo Exmo. Sr. BRIGADEIRO JOSÉ VICENTE FARIA LIMA, DD. PREFEITO da Capital, às 9 horas de 8 de julho de 1968, com a presença de todos os diretores da Sociedade, Membros do Conselho Supremo e do Conselho da Medalha. Às 10 horas, o prefeito inaugurava a rua “ARCY DA ROCHA NÓBREGA” GENERAL R/1 do Exército Brasileiro, combatente de 1932 e falecido em 8 de janeiro de 1968. No quartel do 4º R.I., em QUITAÚNA, às 12:30 horas, partida do cortejo com os restos mortais dos heróis de 32 para o BATALHÃO “TOBIAS DE AGUIAR”. Nesse batalhão, às 14 horas, solenidades em homenagem aos Heróis, pelos Exmos. Srs. Cmt Geral da FORÇA PÚBLICA, Comando do Batalhão, Oficialidade e Tropa. Responsável: CORONEL ALTINO MAGNO FERNANDES. Às 15 horas, partida do cortejo em demanda a PRAÇA DA REPÚBLICA. Às 16 horas, na PRAÇA DA REPÚBLICA, encontro dos Heróis, exumados na Capital e no Interior do Estado. Chefe do Cerimonial: PAULO BOMFIM. Encomendação Religiosa: Padre ELISEU MURARI, veterano Capelão Militar em 1932, acolitado pelo veterano Dr. GERALDO GOULART. Assumiria o Comando do Exército Constitucionalista, o CORONEL JOSÉ THEÓFILO RAMOS, em substituição ao GENERAL CÉSAR S. SEIXAS, em sistema de rodízio, ambos veteranos de 1932. Comando do Destacamento Militar: veteranos ARLINDO VIEIRA DE SOUZA CAMPOS e GERALDO NORBERTO FREIRE BRAGA.
ESTADO MAIOR: DOUTOR IBRAHIM NOBRE, DOUTOR GUILHERME DE ALMEIDA, DOUTOR LAURO DE BARROS SICILIANO, GENERAL WALDOMIRO MEIRELES MAIA, DOUTOR NELSON MORAES LOPES, DOUTOR JOSÉ AUGUSTO CÉSAR SALGADO, ALFREDO ELLIS JÚNIOR, DOUTOR BENEDITO MONTENEGRO, PROFESSOR ERNESTO LEME, PROFESSOR REINALDO RAMOS DE SALDANHA DA GAMA, PADRE ELISEU MURARI, DOUTOR FRANCISCO EMÍDIO PEREIRA NETO, PROFESSOR BRUNO ALVES CRUZ, DOUTOR JOSÉ MARIA CABELO DE CAMPOS, DOUTOR PEDRO CABELO CAMPOSS.
PORTA BANDEIRA: HENRIQUE DE AGUIAR VALIM
PORTA ESTANDARTE DA SOCIEDADE: ARMANDO BARSUGLIA.
CORNETEIRO MOR – ELIAS DOS SANTOS OLIVEIRA.
44 a. do encerramento de uma visita a SÃO PAULO do GENERAL ANTÔNIO CARLOS MURICI, chefe do ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, em 8 de julho de 1969. Participou de três conferências no Quartel General do IBIRAPUERA. Manteve contatos com todos os oficiais-generais da guarnição de SÃO PAULO e MATO GROSSO e, ainda, com o governador ABREU SODRÉ e prefeito PAULO MALUF. O GENERAL MURICI, acompanhado do subchefe do EME, GENERAL REINALDO MELO DE ALMEIDA e demais oficiais de sua comitiva viajam para o RIO GRANDE DO SUL, a fim de conhecer também os principais problemas afetos ao III EXÉRCITO, sob o comando do GENERAL EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI. Durante sua permanência em SÃO PAULO, o GENERAL MURICI foi cumprimentado pelos GENERAIS CANAVARRO PEREIRA, DALE COUTINHO, RAMIRO TAVARES GONÇALVES, ALOÍSIO GUEDES PEREIRA, DACIO VASSIMON DE SIQUEIRA, ANTÔNIO CARLOS DE ANDRADA SERPA, PAULO CARNEIRO TOMÁS ALVES e PLÍNIO PITALUGA.
44 a. primeiro contingente de soldados dos ESTADOS UNIDOS saem do VIETNÃ, em 8 de julho de 1969.
44 a. da tragédia da VILA RÉ, em 8 de julho de 1969. O guarda-civil SÉRGIO CORRÊA, como um alucinado, exterminou toda a família à bala. Abateu a esposa, cunhada, sogra, amante, vizinha, e atirou num grupo de curiosos que pretendeu socorrer as vítimas. Depois, na frente de todos, estourou os miolos. O vizinho WÁLTER FERRO dirigiu-se ao posto policial, comunicando o fato ao sub-delegado RENATO URBAN.
44 a. da exoneração da função de ajudante de ordens do Governador do Estado, CAPITÃO ÉDSON TENÓRIO DOS SANTOS, o qual deixava, a pedido, a CASA MILITAR, para poder freqüentar o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, no dia 8 de julho de 1969. Para substitui-lo, foi nomeado o CAPITÃO CID BENEDITO MARQUES. O TENENTE-CORONEL ANTÔNIO SILVA ofereceu um almoço de despedida do qual participaram todos os oficiais da CASA MILITAR e várias autoridades do PALÁCIO DOS BANDEIRANTES. O CAPITÃO CID BENEDITO MARQUES comandou o DPM por muito tempo. Prestou serviços na POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL e, comandava uma Companhia da Escola de Formação de Oficiais, no CFA. Por conveniência do serviço foram transferidos: para o CPR, o TENENTE-CORONEL JALMAR DE CARVALHO COSTA; para o STM, o TENENTE-CORONEL ALDO CAMPANHÃ; para o 9º BP, o MAJOR JAIR FORESTI. Foi tornada sem efeito a transferência do MAJOR RUBENS ORTEGA, do SE para o 9º BP. O TENENTE-CORONEL FERNANDO THIELE DE FIGUEIREDO empreenderia uma viagem de estudos junto à “USAID-BRASIL”, nos EUA, durante trinta dias.  
42 a. um violento terremoto atinge o CHILE, causando uma centena de mortos, em 8 de julho de 1971.
40 a. nasce FLÁVIO SOARES DE SOUSA em 8 de julho de 1973. Entrou para a PMESP em 1994, no Curso de Formação de Soldados do CPI/6, sediado em SANTOS. Em 1996 obteve aprovação para iniciar o Curso de Promoção a graduação de Cabos. Em 1998 foi aprovado para iniciar o Curso de Formação de Sargentos. Em 2000 foi convocado para realizar o Curso de Especialização de Praças de Informações, realizado na sede da 2ª EM/PM. Em 2001 foi aprovado em concurso para ingressar na Escola de Educação Física da Polícia Militar. Entrou para a APMBB em 2005. Foi declarado ASPIRANTE-A-OFICIAL em 13 de dezembro de 2008. 
40 a. falece a atriz VERÔNICA LAKE, em 8 de julho de 1973, vítima de hepatite aguda, em VERMONT, EUA, aos 51 anos de idade. Seu primeiro grande sucesso foi CAPITULOU SORRINDO, ao lado de BRIAN DONLEVY e ALLAN LADD. Em 1941, ao lado de RAY MILLAND, atuou em “REVOADA DE ÁGUIAS”. Outro filme famoso foi “ALMA TORTURADA”, que lançou ALAN LADD no cinema. Mas, seu maior êxito foi “CASEI-ME COM UMA FEITICEIRA”, dirigido por RENE CLAIR e tendo como ator principal FREDRIC MARCH. Posteriormente, fez outros filmes (“A VIDA É UMA SÓ”, “DO OUTRO MUNDO”), porém o sucesso já não era o mesmo. A atriz, do tipo mignon e pesando menos de 50 quilos, participou de 26 filmes durante a década de 1940, e depois nunca mais obteve êxito. Ela usava o cabelo caído sobre o olho, e o penteado ficou conhecido como “VERÔNICA”. Em 1963, ela tentou, em NOVA YORK, reiniciar a carreira, trabalhando num teatro “OFF-BROADWAY”, na peça “BEST FOOT FORWARD”. Nos últimos anos, trabalhou na INGLATERRA em teatros e publicou sua autobiografia. Há meses morava em SAINT THOMAS, nas ILHAS VIRGENS, aguardando o divórcio de seu quarto marido. Ficou doente em SAINT THOMAS e foi a NOVA YORK, internando-se num hospital a 26 de junho de 1973.   
38 a. um terremoto de 6,5 na escala RICHTER destrói mais de 2 mil templos budistas e derruba a cabeça de uma estátua de BUDA de 20 metros de altura, em 8 de julho de 1975. Alguns desses lugares são reconstruídos, mas diversos resquícios do tremor ainda podem ser encontrados. A pedido da UNESCO, projetos de cooperação possibilitam trabalhos de conservação, restauro de pinturas murais e de manutenção.
36 a. no prosseguimento das comemorações pelos 45 anos da Revolução Constitucionalista, a Sociedade Paulista de Trote de São Paulo faz realizar o seguinte programa:
1º Páreo – Prêmio VOLUNTÁRIOS DE CAMPINAS;
2º Páreo – Prêmio VOLUNTÁRIOS DE AMERICANA;
3º Páreo – Prêmio VOLUNTÁRIOS DE JAHÚ;
4º Páreo – Prêmio CLUBE PIRATININGA;
5º Páreo – Prêmio SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC;
6º Páreo – GRANDE PRÊMIO “9 DE JULHO” – 45º Aniversário da Revolução Constitucionalista;
7º Páreo – CLÁSSICO ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO;
8º Páreo – Prêmio TIRO NAVAL DE SANTOS – 1932.
Igualmente justa, muito justa as homenagens prestadas aos Batalhões de Voluntários de CAMPINAS, de AMERICANA, de JAHÚ, ao glorioso CLUBE PIRATININGA, à SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, ao 45º Aniversário da Revolução Constitucionalista, à Assembléia Legislativa de São Paulo – é o prêmio mais importante da Jornada Turfística, e por derradeiro ao TIRO NAVAL DE SANTOS, donde, incansavelmente, lutava contra a Ditadura, o PADRE JOÃO BAPTISTA DE CARVALHO, na imprensa e no rádio.
PADRE CARVALHO, mais tarde, MONSENHOR e DEPUTADO CONSTITUINTE da Assembléia Legislativa.   
35 a. socialista SANDRO PERTINI é eleito presidente da República Italiana, em 8 de julho de 1978.
34 a. falece o escritor OSMAN LINS, em 8 de julho de 1979. Ainda nesta data: um domingo difícil por causa de um resfriado. Continuo lendo o extenso volume que comecei em 3 de julho.
LUCINDA e MARLENE preparam a casa para um almoço com os pais do ALBERTO. Recebemos os pais dele – dona APARECIDA e Senhor ACIB. O PEDRINHO, esposo da IVETE (amiga da MARLENE) também almoça conosco.
À tarde, chega o JOSÉ CARLOS (filho de dona ESMERALDA, sobrinho da LUCINDA), com um caminhão para fazer a mudança dos móveis do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR. Das 14 às 16 horas os móveis são transportados para a casa da Avenida QUATRO BARRAS, local onde o JOÃO irá morar com a GISLEIDE, após o casamento marcado para o dia 14.
Vamos à casa dos pais do ALBERTO. O PM JOÃO GOMES passará a dormir na casa da Avenida QUATRO BARRAS, tomando conta dos móveis ali colocados.
LUCINDA começa a fazer planos para após o casamento de seu filho. Pretende ver casada logo a filha MARLENE.
Vamos ver, à noite, a casa do PM JOÃO GOMES após a arrumação dos móveis. Ameaça cair forte chuva e tivemos de arrumar o telhado, no local onde foi colocada uma caixa d´água. 
31 a. JORGE BLANCO é proclamado presidente da República Dominicana, em 8 de julho de 1982.
29 a. BOLÍVIA suspende o pagamento de sua dívida externa para que a Central Operária Boliviana termine com a greve geral iniciada há três dias, em 8 de julho de 1984.
27 a, KURT WALDEHEIM é declarado oficialmente presidente da ÁUSTRIA, em 8 de julho de 1986.
27 a, morre HYMAN RICKOVER, criador da armada nuclear dos ESTADOS UNIDOS, em 8 de julho de 1986.
27 a. falece a sogra do Cel. Ref. GUNTHER ALFANO CLAUSSEN, em 8 de julho de 1986. 
27 a. do recebimento da Medalha Valor Militar- PRATA, em 8 de julho de 1986. Naquela época eu pertencia ao CPAM-1 e era o CHEFE DO ESTADO-MAIOR.
26 a. das anotações feitas em 8 de julho de 1987: quarta-feira apresenta uma manhã bonita, com temperatura agradável. O sol aparece logo cedo. Mais duas aulas de CONJUNTURA NACIONAL para adiantar o programa do Professor JOAQUIM. Ele ainda fala sobre o HOMEM. Nas suas 11ª e 12ª aulas fala sobre Estrutura populacional – estrutura quanto ao sexo – estrutura quanto às atividades econômicas.
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PERCIVAL DE SOUZA faz mais uma surpresa para nós. Traz para uma palestra ao CSP o jornalista e radialista RENATO LOMBARDI, da rádio e TV BANDEIRANTES e do Jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO”. Ele vem nos dar um verniz sobre o que vem a ser uma notícia de rádio e o trabalho do jornalista. É uma palestra agradável, graças ao PERCIVAL. São as 13ª e 14ª aulas de COMUNICAÇÃO SOCIAL (total de 20).
EDUCAÇÃO FÍSICA – CORONEL PM CARLOS FUGA dá duas aulas. Comunica-nos que o CORONEL PM NIOMAR assumirá a DIREÇÃO DE ENSINO E INSTRUÇÃO no dia 13 de julho, após passar o Comando do CAES ao CORONEL PM CARLOS FUGA. O CORONEL PM NIOMAR fará aniversário no próximo dia 12. Está se preparando um jantar na APMBB na noite de 13 de julho.
Jogamos volibol no CPChq. Converso com o CORONEL PM JÓBIO MIRANDA. Passo pelo 2º BPChq. Na tarde estudo com alguns oficiais.
CAMPEONATO PAULISTA – segundo turno – CORINTHIANS 1 (EDUARDO) x BANDEIRANTE 0; PALMEIRAS 1 x QUINZE DE JAÚ 1; SÃO PAULO 3 x NOVORIZONTINO 2; SANTO ANDRÉ 0 x PONTE PRETA 0; GUARANI 0 x QUINZE DE PIRACICABA 0; FERROVIÁRIA 0 x NOROESTE 0.
COPA AMÉRICA – semifinal – CHILE 2 x COLÔMBIA 1.
Tragédia na ALEMANHA: os bombeiros, ajudados por cães, continuam procurando desaparecidos nos destroços da sorveteria de HERBON, ALEMANHA OCIDENTAL, atingida por um caminhão-tanque com 35 mil litros de gasolina. Os mortos, todos mulheres, são quatro. Há 35 feridos internados em estado grave.
24 a. da posse de CARLOS SAÚL MENEM na presidência da ARGENTINA, em 8 de julho de 1989.
23 a. ALEMANHA 1 x ARGENTINA 0, na decisão da COPA DO MUNDO 1990, na ITÁLIA. ALEMANHA torna-se TRICAMPEÃ, em 8 de julho de 1990.
22 a. falecem: o ator norte-americano JAMES FRANCISCUS e o Vice-Almirante norte–americano WILLIAM CALLAGHAN, que na Segunda Guerra Mundial comandou o encouraçado MISSOURI nas batalhas de IWO JIMA e OKINAWA. Faleceram em 8 de julho de 1991.
22 a. o jogador de futebol DAVID BECKHAM entra para o MANCHESTER UNITED em 8 de julho de 1991.
21 a. falece o CORONEL PM JOSÉ ROBERTO SPROCATTI, em acidente automobilístico, no dia 8 de julho de 1992.
20 a. do afundamento da tradicional piscina DELIGNY, uma ampla estrutura de madeira montada desde 1785 na margem esquerda do RIO SENA, junto à sede da Assembléia Nacional, em PARIS, no dia 8 de julho de 1993. A mais antiga das piscinas parisienses afundou às 5 horas da manhã sem que ninguém soubesse exatamente quais as causas do acidente levando para o fundo do rio os seus 200 anos de história e muitos mistérios.
20 a. do enforcamento de sete militantes muçulmanos numa prisão do EGITO, em 8 de julho de 1993. Foram condenados com um tribunal militar de terem atacado turistas e conspirado para derrubar o governo. Esse foi o maior grupo de pessoas executados por crimes políticos na história moderna do EGITO. Em 1954, cinco pessoas foram enforcadas pela tentativa de assassinato do presidente GAMAL ABDEL NASSER. Cinco foram executados em 1982 pelo assassinato do presidente ANWAR SADAT. Outros 770 muçulmanos seriam levados a julgamento por formação de uma organização terrorista. 
19 a. falecem: o ator DICK SARGENT, da série de TV - A FEITICEIRA; o ator CAMERON MITCHEL, o BUCK CANNON do seriado de TV - CHAPARRAL e o Presidente da CORÉIA DO NORTE - KIM IL SUNG, em 8 de julho de 1994.
19 a. do lançamento do ônibus espacial americano COLUMBIA, da estação orbital de CABO CANAVERAL, na FLÓRIDA, numa missão descrita como “preliminar” para o estabelecimento de uma futura estação espacial internacional. Pela primeira vez uma cientista japonesa participava da missão, junto com outros seis astronautas americanos, todos homens. O COLÚMBIA foi lançado às 12:43 horas de 8 de julho de 1994 e ficaria em órbita por duas semanas. O vôo levava mais de 82 experimentos científicos, de 13 países, que seriam testados na ausência de gravidade. 
19 a. morre KIM IL-SUNG, presidente da CORÉIA DO NORTE, em 8 de julho de 1994.
16 a. das anotações feitas em 8 de julho de 1997: estamos em plena véspera da Solenidade de 9 de Julho. Isso exige de nós desdobramentos para que tudo saia a contento. Mantenho contatos telefônicos com o CORONEL PM GUIMARÃES, CORONEL PM VALDIR SUZANO, CORONEL PM TURESSI, TENENTE-CORONEL PM RÉGIS e MAJOR PM BIAGIONI e muitos outros oficiais que estão engajados nos preparativos para a Solenidade de amanhã. São cuidados referentes a Bandeiras, diplomas de outorga de medalhas, as próprias medalhas, nomes dos veteranos que terão parte ativa na festa. Desponta como figura principal o veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA que receberá o bastão de Comando do Exército Constitucionalista do veterano SEVERINO DOS SANTOS. Órgãos da imprensa falada e escrita querem entrevistar o PAULINO. Deverá ser solicitado amanhã na TV GAZETA no programa MULHERES, da YONE BORGES. O CORONEL CANAVÓ anuncia a vinda da trineta de TIRADENTES, DONA JACIRA BRAGA DE OLIVEIRA, 87 anos de idade, que chegará no aeroporto de CONGONHAS no vôo 115, da VASP, de BELO HORIZONTE. Ficará hospedada na casa de sua madrasta, em SANTANA. Quando chegar, às 18 horas, será encaminhada à Câmara Municipal de GUARULHOS, onde haverá sessão solene, com início às 19 horas. Os veteranos de 32 serão homenageados naquela Casa Legislativa. Não poderei comparecer nessa solenidade porque irei logo mais à Associação Comercial de SÃO PAULO, na Rua BOA VISTA, onde o veterano SILVEIRA PEIXOTO fará uma palestra sobre a Revolução de 32. Os despojos de onze veteranos estão na sede da Sociedade. São conduzidos num carro dos bombeiros, acompanhado por batedores da PM, até o Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, com acompanhamento de familiares. Atendemos uma série de telefonemas de pessoas que querem notícias sobre o evento. Com isso, deixamos o MMDC quase às 17 horas.
Na Associação Comercial de São Paulo o veterano SILVEIRA PEIXOTO faz brilhante palestra sobre o que foi o Movimento Constitucionalista de 1932. Dr JOÃO SCATIMBURGO, o poeta PAULO BOMFIM, o escritor HERNÂNI DONATO fazem parte da mesa dos trabalhos. Momentos como esse são raros de acontecer. Fazemos uma viagem até os idos de 1930 ouvindo as palavras de SILVEIRA PEIXOTO. Ele foi testemunha viva dos prólogos da revolução, participou da noite de 23 de maio e conta tudo com riqueza de detalhes como se estivesse vivendo aqueles momentos. A solenidade termina às 18:40 horas. Pego o metrô e, no ônibus COCAIA, retorno a GUARULHOS. Minha idéia era comparecer na CÂMARA MUNICIPAL da cidade onde moro. Acontece que já é tarde para participar desse evento.
Hoje houve uma passeata de motociclistas em plena Avenida PAULISTA. Protestam contra a lei que os obriga a usar faixas fluorescentes à noite. Com isso o trânsito fica impossível naquela região.
Jogador DIMBA definiu hoje o título carioca em favor do BOTAFOGO, que venceu o VASCO por 1 a 0.
JOÃO LEITE NETO é o atual apresentador do CIDADE ALERTA, da RECORD. Substitui NEI GONÇALVES DIAS, contratado pelo SBT, recentemente. A RECORD aguarda a chegada de BÓRIS CASOY, que deixou, há dias, o SBT.    
15 a. das anotações feitas em 8 de julho de 1998: na véspera do 9 de Julho tenho de acertar alguns problemas no MMDC com relação a jornais, repórteres, emissoras de TV, agraciados com medalhas e com alguns oficiais da PM. Impossibilitado de andar no dia 6 de junho, segunda-feira, tudo fica para hoje. Tenho dificuldades no caminhar. No BANESPA, o CORONEL PM GUARACIABA DE AGUIAR dá uma aula sobre a minha doença – GOTA – excesso de ácido úrico no sangue. Ele já sofreu com isso e a cura é longa, começando por uma dieta alimentar. Essa gota surge nas juntas e não escolhe dia, hora e lugar para surgir. OREZ confabulou com ANTÔNIO PAIXÃO na minha ausência, acertando a transferência da firma do NILDO e seu sócio MARCOS para um estabelecimento seu em GUARULHOS. Praticamente tudo já está acertado. ANTONIO deixa tudo pronto e viaja logo mais para a BAHIA.
No MMDC, uma enxurrada de telefonemas preenche rapidamente as horas. Visitam-nos o CORONEL do Exército Reformado ATILIANO, o veterano MANOEL DE OLIVEIRA e o CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES. O MENDES propõe ir me buscar em casa, amanhã cedo, para participarmos das comemorações do 66º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 32.
Com dificuldade, às 16 horas, pego o metrô. Embarco no EXPRESSO COCAIA. Encontro LUCINDA queixando-se dos sintomas da gripe. Naturalmente, o culpado disso sou eu. Agora que parece estar se despedindo a “HILDA FURACÃO” surge ela, furiosa, na pessoa da LUCINDA.
Conhece-se a seleção adversária do BRASIL na final da COPA DO MUNDO. É a FRANÇA, que hoje derrotou a CROÁCIA por 2 a 1. No dia 12 de julho – domingo – teremos BRASIL x FRANÇA.
Estou chegando ao final de mais um tomo de minhas memórias. Amanhã completarei QUARENTA E OITO ANOS em que passei a lançar o quotidiano de minha existência no papel.
Acontece que não estou bem de saúde e isso tira todo o interesse pelas coisas d vida. Depois de trabalhar durante dias no sentido de fazer tudo para a solenidade de 9 de Julho, sinto-me desanimado. Tinha decidido não ir ao IBIRAPUERA amanhã. No entanto, de forma categórica, o MENDES me intimou a participar da solenidade. Ele não está bem de saúde, com dores nas costas devido a um movimento brusco dentro de seu carro. Mesmo assim disse que estará em casa às 7 horas da manhã, a fim de irmos para o IBIRAPUERA. Fico agradecido ao MENDES por essa injeção de ânimo na minha pessoa.
JOÃO RANALI escreve no FOLHA METROPOLITANA, edição de hoje: 9 DE JULHO MARCA LUTA PAULISTA PELA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA.  
14 a. falece o ex-astronauta CHARLES CONRAD JÚNIOR, em 8 de julho de 1999. Outras notícias nesta quinta-feira: um dia frio, muito agitado no MMDC. Antes, converso com MÁRIO MARGARIDO, ALEMÃO, ELÁDIO, LUZ e NADAI que estão indo fazer segurança de uma firma em SANTO AMARO.
Senhor GERALDO FARIA MARCONDES vem à Sociedade. Quer acertar detalhes para a sua posse, amanhã, na Presidência da Diretoria Executiva. Hoje é o último dia do CORONEL ARY CANAVÓ na presidência, após três anos nebulosos, cujo pecado maior foi atacar FERNANDO HENRIQUE CARDOSO esquecendo-se da Sociedade, ou melhor, comprometendo a Sociedade na sua aventura de DON QUIXOTE de triste figura. Por sinal ele nem vem ao MMDC.
Repórteres do DIÁRIO POPULAR, METRÔ NEWS, TV RECORD, TV GLOBO, entram em contato conosco por causa do 67º aniversário do Movimento Constitucionalista. O veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA vem ao MMDC e mostra uma reportagem sua no DIÁRIO POPULAR (está anexada ao livro de minhas memórias). Visita-nos também o veterano JAGUARIBE DE LACERDA ABREU.
Às 15 horas, um ônibus do R Pol Mont vem buscar as seis urnas com os restos mortais dos veteranos CORONEL Ref PAULO MONTSERRAT FILHO, MAJOR Ref VICENTE TEODORO DOS SANTOS, NELSON SILVEIRA CAMARGO, HORÁRIO QUÁGLIO, DANILO FLÁVIO MARCHESAN e DOMINGOS GOMES DE PAULA. No R Pol Mont os familiares dos falecidos farão a vigília durante a noite. Amanhã cedo, uma carreta do Corpo de Bombeiros levarão as urnas para o IBIRAPUERA.
Converso, por telefone, com o TENENTE-CORONEL PM COSTA (da 5ª EM-PM), TENENTE PM BARRETO, TENENTE PM GUEDES, um tenente do R Pol Mont e muita gente interessada em saber dados sobre o 9 de Julho.
Considerada cartão postal da cidade, a CATEDRAL DA SÉ foi interditada por tempo indeterminado, hoje, por falta de manutenção preventiva. Segundo o CONTRU, o principal problema é o revestimento de tijolos do teto, onde blocos ameaçam despencar.
O BANCO CENTRAL anuncia o lançamento, para abril 2000, de uma nota de dez reais, alusiva aos 500 anos do Descobrimento do BRASIL.
O ex-astronauta CHARLES CONRAD JÚNIOR, de 69 anos, terceiro homem a pisar na LUA (em 1969), morreu cinco horas após sofrer um acidente com sua possante motocicleta, numa rodovia da CALIFÓRNIA. O herói americano participou de quatro voos espaciais e, com seus companheiros, salvou a missão SKYLAB – 3 em 1973, quando a nave sofreu dano durante a decolagem. A grande proeza de CONRAD foi mesmo o passeio na LUA. A APOLLO 12 pousou no MAR DAS TEMPESTADES e ele e ALAN BEAN permaneceram 7 horas e 45 minutos na superfície do satélite. Em 1996, em entrevista ao jornal LOS ANGELES TIMES, CONRAD recordou a experiência espetacular de ver a TERRA da superfície da LUA. “A TERRA parecia uma linda bola azul suspensa sobre um lenço de veludo negro”, descreveu. Dos 12 astronautas que pisaram o solo lunar, já haviam morrido JAMES IRWIN, da APOLLO 15, em 1991, e ALAN SHEPARD, da APOLLO 14, em 1998.   
13 a. falecem: o delegado de polícia aposentado CELSO TELLES; o campeão de basquete brasileiro, em 1959, aos 68 anos, vítima de insuficiência respiratória, OTTO CARLOS PHOL DA NÓBREGA, em 8 de julho de 2000.  

ACONTECEU EM 8 de julho de 2001 : -    DOMINGO
CINE SINISTRO, NA BANDEIRANTES: -

TOROK, O DUENDE - garoto combate duendes que se apossaram de sua irmã, bem como de vários inquilinos de um prédio de apartamentos. Um dos filmes mais fracos dessa programação da BANDEIRANTES.

315/ 20315 204    1 15314113  - três  - ( 165 ).

Quero fazer uma pausa nessa semana de trabalhos para o brilhantismo do 9 de julho. Mesmo assim, levanto cedo para ler os jornais e assistir o programa da GLOBO, ANTENA PAULISTA, por volta das 7 horas. O Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA foi entrevistado por esse programa no Monumento Mausoléu. Interessante é a apresentação de cenas da revolução de 32, tiradas na época. Muito bom o programa que ajuda o público a saber o que significa o 9 de Julho. Enquanto faço a viagem para POÁ, vou tomando conhecimento de uma tragédia que abalou o BRASIL nesta manhã. O acidente aéreo que matou ROLIM AMARO. 

NOTÍCIAS SOBRE A SOLENIDADE DE NOVE DE JULHO saem nos jornais DIÁRIO POPULAR, O ESTADO DE SÃO PAULO e a FOLHA METROPOLITANA. Como no jornal de GUARULHOS saiu minha fotografia, muitos conhecidos querem saber acerca do Movimento Constitucionalista de 32. A MÍDIA superou os anos passados, desde que estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Até minha mãe fica sabendo disso. Em sua casa, estamos saboreando uma bacalhoada quando atendo telefonema do TENENTE PM BARRETO. Diz ele que o secretário da Segurança Pública quer a lista das autoridades que serão condecoradas amanhã. Cito-lhe os nomes de vários deles. Hoje não cruzo com minha filha MARIZETE. Ela está visitando a mãe do ADALVO, em CAMPINAS. Levou consigo o FELIPE. Não vejo o ADALVO, que ficou na sua casa, e nem o CABO PM RENATO VENTURA, que se encontra visitando parentes em MOGI DAS CRUZES. Assim é que despeço de minha mãe por volta das 16:20 horas. Começo o retorno para casa. Nesta tarde, numa partida de alto nível técnico, o FLAMENGO derrota o SÃO PAULO por 5 a 3, em JOÃO PESSOA, no primeiro jogo das finais da COPA DOS CAMPEÕES. 

A COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS fechou com tapumes a Rua MAUÁ, no trecho entre a Rua BRIGADEIRO TOBIAS e a Avenida CÁSPER LIBERO, para o início da construção do túnel que ligará a ESTAÇÃO DA LUZ DA FERROVIA com a ESTAÇÃO DA LUZ DO METRÔ. A obra faz parte do PROJETO INTEGRAÇÃO CENTRO, que interligará as estações BRÁS, LUZ e BARRA FUNDA. O trecho permanecerá fechado durante dez meses para a realização das obras.

ACIDENTE MATA ROLIM AMARO, da TAM: - O fundador e presidente da TAM, comandante ROLIM ADOLFO AMARO, de 58 anos, morreu em acidente com o helicóptero que pilotava, na região de PEDRO JUAN CABALLERO, no PARAGUAI, perto da fronteira com o BRASIL. ROLIM havia saído de sua fazenda, em PONTA PORÃ, no MATO GROSSO DO SUL, para ASSUNÇÃO, juntamente com a gerente de Atendimento da TAM, PATRÍCIA DOS SANTOS SILVA, de 31 anos, que também morreu na queda do helicóptero. Em 1976, ROLIM constituiu a TAM, que cresceu e, em 25 anos, se tornou a companhia aérea mais rentável do Brasil.

 

A MAIOR FUGA DA HISTÓRIA DO CARANDIRU : - Na maior fuga da história do Carandiru, 105 presos escaparam da CASA DE DETENÇÃO por um pequeno túnel. PMs descobriram, logo depois do meio-dia, um buraco de 60 centímetros de diâmetro por um metro de profundidade, pelo qual os detentos saíram do Pavilhão 8 para uma galeria de esgotos.


MORREU OMAR KHAYAM, que ficou famoso depois de aparecer na mídia. Dizia ter 107 cursos de doutorado e afirmava ter sido o “grande mestre” de CARL JUNG, VINÍCIUS DE MORAES e ALBERT EINSTEIN. Foi desmentido tempos depois. Faleceu em GOIÂNIA, de infarto, aos 73 anos.
O Congressista democrata GARY CONDIT confessa seu romance com CHANDRA LEVY, desaparecida desde 30 de abril, em WASHINGTON.

2 002  :  -   SEGUNDA-FEIRA
DO JORNAL DIÁRIO DE SÃO PAULO – URNA DEIXADA NO METRÔ PERTENCE À FAMÍLIA DE EX–COMBATENTE DE 32: - A urna funerária encontrada na sexta–feira, dia 5, na estação SÉ do METRÔ pertence à família de FRANCISCO LUCRÉCIO, um dos primeiros ativistas negros do país e herói da Revolução de 1932. Os restos mortais de LUCRÉCIO estão em uma urna de metal que será depositada amanhã no Monumento do Soldado Constitucionalista, no Ibirapuera, durante a cerimônia em homenagem aos 70 anos da Revolução Constitucionalista.
Segundo ELOÍSA MARÍLIA LUCRÉCIO, filha de FRANCISCO, a urna foi esquecida no Metrô por seu irmão, PAULO, que foi ao Centro entregar as cinzas do pai, em uma urna de metal, para a SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. “Meu irmão deve ter ficado emocionado e perdeu de vista a urna vazia”, disse ELOÍSA. Ela criticou o Metrô, que divulgou a localização da urna sem antes avisar a família e disse que irá buscar a caixa hoje. ELOÍSA guarda com orgulho as medalhas e honrarias que FRANCISCO LUCRÉCIO ganhou ao longo da vida. Ela contou que o pai lutou no interior e desfilou na parada em comemoração ao 9 de Julho até o ano 2000. LUCRÉCIO morreu em 2001, aos 92 anos.
JORNAL  DA  TARDE : As homenagens aos combatentes da Revolução de 1932 começaram ontem de manhã com uma celebração feita pela associação dos ex–combatentes na BELA VISTA, região central. O HINO NACIONAL foi tocado pela Banda Sinfônica da Polícia Militar.
São Paulo vai comemorar amanhã com desfile cívico–militar e apresentação musical o 70º aniversário da Revolução Constitucionalista de 32. Além das atividades ao lado do Mausoléu do Parque do Ibirapuera, os paulistanos poderão ver, até sábado, duas exposições de armas, jornais, uniformes e fotografias na Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo e na Associação Comercial de São Paulo. às 16 horas, no Auditório FRANCO MONTORO da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, a TV CULTURA – FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA fará a pré–estréia do documentário A GUERRA DOS PAULISTAS, dirigido por LAÍS BODANZKY e LUIZ BOLOGNESI. Até sábado, dia 13, a Associação Comercial mantém no ESPAÇO CULTURAL COMÉRCIO & IMPRENSA a mostra comemorativa dos 70 anos da Revolução. Estarão expostos de segunda a sexta mais de 50 fotografias, jornais, livros, textos e reproduções de documentos da época. A Associação Comercial está promovendo também um concurso de redação sobre a revolução, destinado aos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares. Os vencedores ganharão computadores e coleções de livros. A entrega dos prêmios será em 2 de outubro. No Ibirapuera está prevista a partir das 9 horas, a posse do novo presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, GERALDO FARIA MARCONDES, de 90 anos, e a leitura da Ordem do Dia. Um pelotão do 3º Batalhão de Choque prestará honras fúnebres aos heróis de 32. MARCONDES e o COMANDANTE GERAL da PM, Coronel ALBERTO RODRIGUES, vão depositar flores no monumento.
Ainda do JORNAL DA TARDE – O 9 DE JULHO AUMENTA A AÇÃO EM “ESPERANÇA”. A revolução de 32 muda a vida de NINA (MARIA FERNANDA CÂNDIDO) e dos estudantes do núcleo da república, que vão à luta por seus ideais.
Por volta das 11 horas, estou na AORPM entregando ao presidente, Cel. Ref. EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO, cópia da palestra do Prof. SÓLON BORGES DOS REIS, proferida no dia 5. Ele me conta que os oficiais da reserva irão desfilar no NOVE DE JULHO. Falamos de outras comemorações que irão acontecer ao longo do dia de amanhã. Depois, em reunião com os oficiais do MMDS, combinamos algumas palestras para a data da comemoração dos 70 anos da Revolução.
Às 14 horas, estou na DISTRITAL CENTRO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, na Rua GALVÃO BUENO, juntamente com o presidente, Dr. ORDINE, prestando informações a um repórter da TV CULTURA. Deixo esse local, no carro da TV CULTURA, pois o repórter está indo em direção ao MMDC a fim de entrevistar o Sr. MARCONDES. Chegamos no momento em que uma viatura do Regimento de Polícia Montada “9 de JULHO” está carregando as dez urnas contendo os restos mortais dos ex–combatentes que serão imortalizados na cripta do Monumento– Mausoléu amanhã. O repórter aproveita para filmar esse momento. Depois, entrevista o Sr. MARCONDES. O Cel. MENDES se encontra na Sociedade juntamente com o netinho, filho do tenente ADRIANO (que casou com a filha do Cel. MENDES). Ele me ajuda numa tarde de grande agitação no MMDC. Prestamos informações para a rádio AMÉRICA, TV GLOBO, JOVEM PAN, jornais de bairro, enfim, o telefone não pára de tocar um só instante.
Quando chego em casa, LUCINDA conta-me que atendeu vários telefonemas. Um deles é a da MAJOR MARIA, 5ª Seção do EM/PM, com a GLOBO querendo falar comigo.
BEATRIZ, uma repórter da GLOBO, quer me entrevistar amanhã no programa BOM DIA, SÃO PAULO, por volta das 6:30 horas, no Monumento Mausoléu do Ibirapuera. Para tanto, um carro virá me buscar às 5:15 horas de 9 de Julho. Isso vai atrapalhar o encontro com o Cel. MENDES, nas imediações da estação ARMÊNIA, às 8 horas, como marcamos hoje no MMDC. Ligo, mais tarde, para o MENDES, contando o que está acontecendo.
Em seguida, passando já das 20 horas, presto uma pequena entrevista para a JOVEM PAN, como se fosse amanhã cedo, a fim de ir ao ar durante as comemorações no IBIRAPUERA.

MORREU em ASSARÉ, a 600 km de FORTALEZA, o escritor PATATIVA DO ASSARÉ. Ele respirava com a ajuda de balão de oxigênio. Em fevereiro, tinha sido internado com infecção na vesícula e insuficiência respiratória. Teve alta em março, para comemorar em casa os 93 anos. PATATIVA é o nome de um pássaro pequeno e de canto bonito. Por isso, há quase 80 anos, o poeta e cordelista ANTÔNIO GONÇALVES DA SILVA ganhou o apelido. Ficou sendo PATATIVA DO ASSARÉ, porque nasceu na localidade de Serra de Santana, no município de ASSARÉ, onde cresceu e viveu a vida dedicada aos versos, que vinham de improviso, aos borbotões, falados, quase nunca escritos.

CASSADO da presidência do FLAMENGO, acusado de improbidade administrativa, EDMUNDO SANTOS SILVA. Esta é a primeira vez na história do clube que acontece um crime desse porte.


A cantora GRETCHEN já estava com um pé no altar. Iria se casar hoje com CLÁUDIO FARIAS, cabeleireiro e lutador de caratê. Eis que GRETCHEN reuniu a imprensa para anunciar que não iria mais se casar. Havia apanhado do noivo na noite anterior. “Não quero omitir a violência doméstica”, disse ela. FARIAS nega que tenha agredido GRETCHEN e diz que apenas esmurrou uma porta por estar nervoso com ela. Os dois se conhecem há apenas um mês.

PRORROGADA a prisão do americano LAWRENCE STANLEY, de 47 anos. Condenado por abuso sexual na HOLANDA, ele está detido em SALVADOR desde 8 de junho. O juiz MÁRCIO MAFRA decidiu manter a prisão enquanto espera o pronunciamento do MINISTÉRIO PÚBLICO.
FALECEU o desenhista de animação WARD KIMBALL, aos 88 anos. Ele foi o criador do GRILO FALANTE, do desenho PINOCCHIO (1940), dos estúdios WALT DISNEY. KIMBALL também participou de produções como FANTASIA e PETER PAN.  Morreu em LOS ANGELES.

A edição do JORNAL DA TARDE mostrava que o piloto de Fórmula 1 RUBENS BARRICHELLO havia melhorado o desempenho nas pistas, porém estava longe de ser o campeão. Eram destaques também os diversos comícios dos candidatos à Presidência que estavam sendo realizados pelo país. Além disso, o caderno VARIEDADES, em homenagem ao DIA DA PIZZA, escolhia as melhores da capital.

2 003  ;   -   TERÇA-FEIRA
ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Prezado Senhor
Tenho a subida honra de convidar Vossa Senhoria para assistir ao espetáculo “REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32: UMA VISÃO MUSICAL”, que esta Diretoria fará apresentar em celebração àquele memorável episódio histórico.
Em SÃO PAULO (CAPITAL) o Musical acontecerá às 20 horas do dia 8 de julho no THEATRO SÃO PEDRO (RUA BARRA FUNDA, 171), espaço cultural de tradição e diferenciado conceito.
Solicito sua especial gentileza e colaboração de, com a máxima urgência, entrar em contato conosco (Sras. ELIANA ou VALDELENE) – pelos telefones 3188 3110 e 3188 3149 – para a necessária reserva de ingresso, posto estarmos conciliando grande procura com lugares limitados.
Esperando contar com o prestígio de seu comparecimento, subscrevo-me, com protestos de elevada estima e distinta consideração.  
Cordialmente,
Ass.                    THAIS HELENA COSTA
Diretora de Educação e Cultura
ILMo CEL. PM MARIO FONSECA VENTURA
DD. 1º SECRETÁRIO DA DIRETORIA DO MMDC
RUA BENVINDO TOLENTINO NETO, 285
CEP    0507121-270   GUARULHOS / SP.
JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO desta terça-feira publica: TUDO PRONTO PARA O DESFILE DO NOVE DE JULHO. Dezenas de carros antigos, homenagens e um desfile com cerca de cinco mil pessoas, segundo a organização. As comemorações do 71º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 ocorrem amanhã, a partir das 9 horas, e reúnem as mesmas atrações que já se tornaram célebres no 9 de julho. O palco não poderia ser outro: a Avenida Pedro Álvares Cabral, endereço onde está localizado o Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, conhecido como Obelisco do Ibirapuera. A festa começa com a transferência do comando do Exército Constitucionalista – atualmente nas mãos do Capitão GINO STRUFFALDI, de 88 anos – para o Tenente-Coronel da Aeronáutica HÉLIO FERREIRA DA SILVA, de 84. Em seguida, haverá a imortalização de dez heróis da revolução, que terão suas cinzas depositadas na cripta do mausoléu. Logo após a salva de tiros, 37 pessoas serão condecoradas com medalhas. Começa, então, o desfile com os ex-combatentes. Eles cruzarão a avenida em carros antigos cedidos por associações de colecionadores. Também vão participar pela Sociedade de Defesa das Tradições e do Progresso da Bela Vista (SODEPRO) e pela Sociedade Amigos e Moradores de CERQUEIRA CÉSAR. Quem quiser se antecipar para saber um pouco mais sobre a história dos combates tem uma boa chance hoje. Ás 14 horas, a Assembléia Legislativa promoverá um ato solene em homenagem à revolução. No local, haverá uma exposição de objetos da época e de textos de jornais e revistas. Está programada a exibição do documentário A GUERRA DOS PAULISTAS.
PROTESTO – Nem tudo, no entanto, será motivo de celebração. A SODEPRO pretende protestar mais uma vez contra a mudança do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO, para doutor DAHER ELIAS CUTAIT, autorizada pela prefeita MARTA SUPLICY. “Já são dois anos nessa luta”, explica o presidente da entidade, WÁLTER TAVERNA. Segundo ele, os manifestantes pretendem impedir o trânsito no local, no sentido centro-bairro, amanhã, às 8 horas.
Também saem notícias parecidas como esta do ESTADÃO nos jornais DIÁRIO DE SÃO PAULO (de acordo com a entrevista dada ontem à noite para uma repórter do jornal) e do JORNAL DA TARDE (conforme as explicações fornecidas ontem). A manchete deste jornal é a seguinte: FERIADO SERÁ DIA DE HOMENAGEM PARA OS HERÓIS DE 1932. Comemorações do 71º Aniversário da Revolução de 1932 começam amanhã às 9 horas no IBIRAPUERA, perto do OBELISCO.
Nesta manhã, a MARLENE encontra-se no HOSPITAL GERAL DE GUARULHOS, acompanhando sua avó, dona ESMERALDA, no triste calvário dela após ter caído no domingo, dia 29 de junho. Será que irá ser operada? Parece improvável nesta manhã, pois há notícia de que será examinada pelos médicos no período da tarde.
PARTICIPO de um almoço de trabalho na ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA, onde preparo um dossiê de atribuições para amanhã, quando estaremos trabalhando no NOVE DE JULHO. Temos, além da solenidade no IBIRAPUERA, um ato público no TÚNEL NOVE DE JULHO, por volta das 8 horas, em desagravo à arbitrariedade cometida pela prefeita ao mudar o nome do túnel. O CORONEL MENDES combina me esperar nas imediações da ESTAÇÃO ARMÊNIA por volta das 7:30 horas. Iremos participar do início do desagravo pela mudança do nome do túnel, às 8 horas. A TV CULTURA entra em contato conosco nesta tarde, pois mandará uma equipe de repórteres para documentar essa manifestação.    
Como já era de esperar, muitos telefonemas e visitas nesta véspera do feriado do NOVE DE JULHO. O REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA “NOVE DE JULHO” vem buscar, com o tenente SANTANA, as dez urnas contendo os restos mortais dos heróis que serão imortalizados amanhã na cripta do Monumento-Mausoléu.
O nosso presidente chega quase às 16 horas. O MENDES telefona-me de ATIBAIA. Digo-lhe que não irei participar do espetáculo do TEATRO SÃO PEDRO, na noite desta terça-feira. Não estou em condições de saúde para ficar até tarde assistindo a peça montada pelo MAJOR ARRUDA – SÃO PAULO 32-UMA VISÃO MUSICAL. O CORONEL MENDES representará a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pois também não estará presente o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES.
Quando chego em casa, recebo o recado que a TV GLOBO está querendo um contato comigo. A BEATRIZ, a mesma repórter que me entrevistou o ano passado, quer acompanhar uma escola que irá desfilar no NOVE DE JULHO desde o momento em que irá sair do estabelecimento de ensino até o local do desfile. Peço a ela para entrar em contato com a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, onde a Professora EDIMARA DE LIMA arrumou algumas escolas para participar do desfile. O Sr. MARCONDES também telefona para mim a fim de acertar pequenos detalhes de última hora. Alguns convites não foram expedidos, pois dona CÉLIA não deu conta do trabalho que surgiu nesses últimos dias. 
LUCINDA conversa com dona ESMERALDA sobre a situação de dona ESMERALDA (mãe delas). Agora à noite, permanecerá ao lado da mãe a outra irmã, MARGARIDA.

O helicóptero prefixo PT-HII, seqüestrado no domingo, dia 6, para resgatar dois detentos da Penitenciária ADRIANO MARREY, em GUARULHOS, foi içado por um guindaste hoje, 48 horas após a fracassada ação dos bandidos. Durante a tentativa de fuga aérea dos presos, a aeronave ficou com o trem de pouso preso na laje do presídio e não pôde levantar vôo. Houve reação dos guardas das muralhas e quatro homens foram baleados, entre eles o piloto ALEXANDRE DE ALMEIDA COLAÇO, ainda internado na UTI do Hospital das Clínicas e que poderá ficar com seqüelas, segundo os médicos.

O primeiro dia de greve dos funcionários públicos federais, em protesto contra a reforma da Previdência, teve a adesão de aproximadamente 40% da categoria em todo o País – em torno de 400 mil trabalhadores. O Movimento tende a crescer, segundo os organizadores. Grevistas querem que o Governo retire a proposta para mudar a Previdência no Congresso.
O ex-governador da PARAÍBA, TARCÍSIO DE MIRANDA BURITY, 64 anos, morreu hoje, às 9:45 horas, no Instituto do Coração (INCOR) do Hospital das Clínicas de SÃO PAULO, vítima de falência múltipla dos órgãos e de parada cardiocirculatória. BURITY estava internado na UTI da Unidade Coronariana desde a noite de 5 de julho, com disfunção da válvula mitral do coração, causada por trombose e insuficiência cardíaca grave. BURITY foi duas vezes governador da PARAÍBA. Filiado à ARENA, teve apoio dos militares para chegar ao poder, eleito indiretamente. Governou entre 15 de março de 1979 e 14 de maio de 1982, com mais de 170 mil votos. Em novembro de 1986, foi eleito governador pelo PMDB, no rastro do PLANO CRUZADO, lançado pelo então presidente JOSÉ SARNEY, e permaneceu à frente do Executivo paraibano entre 15 de março de 1987 a 15 de março de 1991. Em 5 de novembro de 1993, fora do poder e sem mandato, BURITY almoçava com amigos em um restaurante de JOÃO PESSOA, quando foi alvejado por dois tiros de revólver calibre 38, disparados pelo então governador, RONALDO CUNHA LIMA, hoje deputado federal. CUNHA LIMA foi eleito senador e o processo ficou arquivado até três semanas atrás, quando o Ministério Público começou a ouvir as testemunhas de defesa de BURITY. Há 15 dias, sabendo que a saúde de BURITY estava debilitada, CUNHA LIMA resolveu pedir perdão. A família de BURITY disse que ele perdoou o desafeto, mas não quis o encontro, como desejava o deputado federal.

Um homem armado de escopeta e um fuzil semi-automático matou hoje pelo menos cinco funcionários de uma fábrica de peças de avião da LOCKEED MARTIN, na cidade de MERIDIAN, no MISSSISSIPI, e suicidou-se em seguida. Outros oito empregados da fábrica ficaram feridos e foram levados a hospitais da região, disse o xerife do condado, BILLY SOLLIE, sem identificar o autor dos disparos. Mas se sabe que ele trabalhava na empresa. Um colega, MELVIN YOUNG, disse ter visto o agressor deixando a fábrica, furioso, aparentemente por uma questão de não cumprimento de horário. “Ele retornou pouco depois armado e começou a disparar”, contou a testemunha. “Era um sujeito transtornado, com um histórico de problemas disciplinares e colecionador de armas”, lembrou YOUNG, acrescentando: “Não sei por que nunca adotaram nenhuma providência. Quando revistarem a casa dele, acho que vão encontrar um arsenal”. O incidente ocorreu um dia após a detenção, em NOVA JERSEY, de três adolescentes armados que, aparentemente, iam iniciar uma série de assassinatos de estudantes num subúrbio de FILADÉLFIA. Na CALIFÓRNIA, a polícia está procurando o diretor de uma escola primária de BAKERSFIELD, suspeito de assassinato de dois adultos e três meninos, todos de uma mesma família.

Quatro pessoas foram feridas na corrida de touros da cidade espanhola de PAMPLONA, hoje. Vários animais escaparam e feriram quatro homens a chifradas, um espanhol, um australiano e dois americanos. Desde 1900, treze pessoas morreram nas corridas.

Uma delicada cirurgia para separar gêmeas iranianas unidas pela cabeça, que durou dois dias, terminou hoje sem sucesso quando as irmãs morreram na mesa de operação. As mortes de LALEH e LADAN BIJANI, de 29 anos, encerraram os esforços de 28 especialistas e 100 assistentes do Hospital RAFFLES, em CINGAPURA. A equipe médica conseguiu separar o tecido cerebral e as artérias das duas irmãs, que não resistiram a uma hemorragia.

A queda de um avião da companhia nacional sudanesa matou 116 pessoas hoje pela manhã, no leste do SUDÃO, Um menino de dois anos sobreviveu ao acidente, mas a rede de TV AL-JAZEERA, do CATAR, comunica que ele morreu no hospital de PORT SUDAN. A mãe da criança, identificada como MOHAMMED AL FATAH, também morreu no acidente. Informações anteriores diziam que o menino perdeu uma perna, mas estava em condições estáveis. O avião caiu a poucos quilômetros do aeroporto de PORT SUDAN, quando tentava voltar para aterrissar.

2 004   :   -   QUINTA-FEIRA
Há trinta anos, o mundo se encantava com a melhor formação da história da seleção da HOLANDA. O time dirigido pelo técnico RINUS MICHELS revolucionou o futebol, na COPA DA ALEMANHA, com seu inesquecível CARROSSEL, em que os jogadores não tinham posição fixa, se “multiplicavam” em campo e estonteavam adversários. JOHAN CRUYJFF era o maestro de uma orquestra bem afinada, que só caiu na final, em 7 de julho de 1974, nos 2 a 1 para os anfitriões, no Estádio OLÍMPICO DE MUNIQUE.
Os holandeses romperam esquemas, dentro e fora do gramado. Cabeludos, liberados, jogadores levaram para a ALEMANHA suas mulheres e namoradas e não tinham concentração rígida, ao contrário da maioria das outras delegações. Pareciam um grupo de amigos em excursão. A desconcentração não escondia profissionalismo e eficiência. O futebol da “LARANJA MECÂNICA” –referência à cor da camisa e filme de STANLEY KUBRICK, muito famoso na época – mostrou força na estréia, com 2 a 0 sobre o URUGUAI. Em seguida, veio o empate de 0 a 0 com a SUÉCIA e a goleada de 4 a 1 na BULGÁRIA. Na segunda fase do torneio, foram vitórias irretocáveis sobre ARGENTINA (4 a 0), ALEMANHA ORIENTAL (2 a 0), e BRASIL (2 a 0), fora o baile. Na batalha final, logo com um minuto, NEESKENS fez 1 a 0, de pênalti. Ainda no primeiro tempo, os alemães empataram aos 26, com BREITNER, também de pênalti, e viraram aos 44, com MÜLLER. A HOLANDA não fez a festa do título, mas KROL, CRUYJFF, RENSENBRINK, REP mostraram que o futebol podia divertir e surpreender.

DIÁRIO DE SÃO PAULO, 8 DE JULHO DE 2004  PÁGINA A 6
DIA CELEBRA REVOLUÇÃO
O feriado de 9 de julho vai comemorar o 72º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Em 9 de julho daquele ano, os paulistas se organizaram para reivindicar uma nova constituição para o País e interromper a ditadura do Governo Provisório instituída por GETÚLIO VARGAS, em 1930
Apesar de a revolução paulista ter sido derrotada pelas forças do Exército Nacional, o Governo acabou ficando desgastado e, em maio de 1933, foram realizadas eleições para a Assembléia Constituinte, que aprovou a Constituição de 1934, em substituição à de 1891.
Ontem, ocorreu no Instituto de Engenharia DANTE PAZZANESE, na VILA MARIANA, zona sul de SÃO PAULO, uma homenagem aos 14 engenheiros que participaram da revolução, além da abertura de uma exposição de objetos, fotos e documentos do movimento.
Amanhã, a partir das 9 horas, serão realizadas no Obelisco do IBIRAPUERA (Avenida PEDRO ÁLVARES CABRAL), as atividades organizadas pela SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, com destaque para o desfile civil-militar, às 10:20 horas, que espera reunir cinco mil participantes, além de diversas autoridades.
Antes, às 9:25 horas, haverá um cortejo conduzindo as urnas com os restos mortais dos heróis homenageados. A solenidade está prevista para acabar às 11:15 horas.
No CLUBE PIRATININGA (Alameda Barros, 376, SANTA CECÍLIA, região central), às 20 horas, haverá apresentação de um vídeo contando a história do movimento e da Banda da Polícia Militar.
O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, na página C 8, publica o que foi a sessão solene no TRIBUNAL DE JUSTIÇA:
O Governador GERALDO ALCKMIN, representado pelo vice-governador CLÁUDIO LEMBO, e o presidente do Tribunal de Justiça, LUIZ ELIAS TÂMBARA, receberam ontem o colar CARLOS DE SOUZA NAZARETH, na sessão solene que comemorou o 72º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. O ato foi realizado no SALÃO DO JÚRI do TJ, na PRAÇA DA SÉ.
NAZARETH era presidente da Associação Comercial de SÃO PAULO em 32 e se engajou na revolução, arrecadando recursos, chamando voluntários e ajudando na logística do movimento. Na ACSP, iniciou a campanha de doação de ouro “para o bem de SÃO PAULO”. Foi preso e levado para a CASA DE CORREÇÃO no RIO. Depois, exilou-se em PORTUGAL, onde permaneceu por dois anos. De volta a SÃO PAULO, foi eleito deputado e ocupou a presidência da BOLSA DE MERCADORIAS.
“É uma honra para o Tribunal de Justiça comemorar esta data”, disse TÂMBARA, pouco antes de receber a distinção. “A Revolução de 32 resultou na restituição da normalidade constitucional do País. Embora perdesse nas armas, venceu o povo de SÃO PAULO”.
Durante a cerimônia, o veterano FRANCISCO DE PAULA MACHADO DE CAMPOS, de 92 anos, ex-soldado do Batalhão 14 de JULHO, pediu a palavra e foi muito aplaudido. “Esses 800 homens que estão no mausoléu (onde está o Obelisco) têm de ser permanentemente lembrados”, disse. “Que o 9 de julho seja para SÃO PAULO o DIA D”).
A homenagem é conferida pela ACSP desde o ano passado a personalidades que se destacam por seus atos de cidadania. Também foi agraciado o presidente da Assembléia, SIDNEY BERALDO.
O jornal ainda publica
HOMENAGENS POR TODA PARTE
Não é preciso andar muito em SÃO PAULO para ter idéia da importância da Revolução Constitucionalista de 32 para a cidade. Referências ao acontecimento estão por várias partes. NOVE DE JULHO, a data de deflagração do combate dos paulistas contra as tropas federais, por exemplo, dá nome a um túnel e a uma das mais tradicionais avenidas paulistanas. No PARQUE DO IBIRAPUERA, os combatentes da Revolução são homenageados no Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco. Outra avenida famosa, a 23 de maio, também tem relação com a Revolução. Nesta noite, naquele mesmo 1932, foram mortos os jovens MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO. Símbolos da luta paulista, suas iniciais –MMDC- também acabaram virando nome de rua e monumento.
SOLENIDADE
A Academia Paulista de História tem a imensa honra de convidar para a solenidade comemorativa da Revolução Constitucionalista de 32, a ser realizada no próximo dia 8 de julho, quinta-feira, às 8:30 min., no auditório “ERNESTO IGEl” do CIEE, à Rua TABAPUÃ, 540, ITAIM BIBI, nesta capital paulista.
Antecedendo ao ato solene, será oferecido um café de confraternização da manhã. Na oportunidade, teremos os pronunciamentos de personalidades governamentais e figuras de destaques da História paulista, sobre a Revolução de 32.
REALIZAÇÃO: ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA
APOIO INSTITUCIONAL: ACADEMIA PAULISTA DE MEDICINA/ INSTITUTO ROBERTO SIMONSEN E ACADEMIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO.
Pela manhã, telefona-me o Sr GERALDO FARIA MARCONDES. Conta-me lances da solenidade no Tribunal de Justiça, onde ele compareceu. Fala que saiu antes por se sentir cansado. Confirma que depois do 9 de julho irá pedir demissão. Digo-lhe, então, que escolhi a data de 13 de julho para deixar o cargo de secretário, em caráter irretratável e irrevogável. Não faço isso no dia 12, segunda-feira, porque prometi acompanhar o Cel MENDES até a OAB, onde ele fará um pronunciamento alusivo ao Movimento Constitucionalista de 32. O presidente fala mal do GENERAL BUENO, dizendo que ele causou a discórdia na Sociedade desde que passou a pertencer ao CONSELHO SUPREMO. Ele não é pessoa benquista no seio dos conselheiros. Seu índice de rejeição é de quase 100%. Conversamos também sobre a solenidade de amanhã.
Procuro resolver o problema das urnas, que não tinham chegado ontem na Sociedade. Tudo começou porque a APMBB fez o treinamento com os cadetes, sem as ditas urnas. Estas ficaram no Monumento-Mausoléu. Isso me foi explicado pelo TENENTE MATIAS, da APMBB. Então ligo para o Regimento de Polícia Montada e o MAJOR FÉLIX, comandante interino, diz que um capitão dos bombeiros, SÉRGIO, é que está encarregado de levar as urnas para o Regimento, por volta das 15:30 horas. Ele irá buscar as urnas no Monumento, por volta das 14 horas; levará as mesmas para a Sociedade, onde serão colocados os recipientes contendo as cinzas. As urnas serão identificadas por rótulos e levadas para o Regimento.
Passo pelo MMDS. VICTÓRIO está socorrendo um outro oficial, que se sentiu mal, levando-o ao hospital da VERGUEIRO. Ainda converso com alguns capitães e, logo mais, estou na Sociedade. Alguns telefonemas já tinham sido feitos, principalmente do jornal AGORA, da rádio BANDEIRANTES, REDE RECORD DE TELEVISÃO, e outros canais de televisão e jornais.
Num dado instante, deixo tudo isso de lado para ir ao BANESPA pagar as contas. Uma extensa fila deixa-me bastante nervoso. Depois, vou à AORPM, onde interrompo a reunião dos oficiais da reserva, entregando ao Cel CRUZ um pedido para a participação da Associação dos Oficiais da Reserva na manifestação de repúdio pela troca do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO, amanhã, às 8 horas.
Atendo, no MMDC, a neta do ALVARENGA, dona DÉBORA. Vem explicar o que aconteceu com seu avô, depois de ferido no 23 de maio. Ele foi escondido na Rua MARANHÃO, onde a família morava, porque seus pais tinham medo de que ele fosse novamente atacado. Acabou morrendo no dia 12 de agosto no hospital SANTA RITA. Diz ela que a família não quer confusão por causa da sigla fantástica criada por motivos políticos. Acertamos que a melhor data para glorificar ALVARENGA é a da sua morte, em 12 de agosto. Irá conversar com o deputado CALDINI CRESPO, a fim de corrigir o erro histórico cometido pelo governador, iludido pelo deputado.
Ainda atendo a equipe televisiva do BÓRIS CASOY, da rede RECORD e saio da Sociedade depois das 18 horas.
Hoje, um dia tão conturbado como foi o de ontem, não apareceram na Sociedade o presidente e nem o vice. O Cel MENDES está em BRAGANÇA PAULISTA. Isso quer dizer que fico totalmente sobrecarregado com as visitas e os inúmeros telefonemas. Dona CÉLIA os atende, mas depois passa para mim. Isso atrapalhou bastante a conversa que eu estava tendo com a neta de ALVARENGA, conversa essa que poderia sanar uma irregularidade histórica cometida pelo governador.
Em casa, atendo o CHEFE DA CASA MILITAR, Cel CELSO. O Governador GERALDO ALCKMIN mandou perguntar como está o problema do restauro do Obelisco. Pouca coisa posso dizer a ele porque apenas sei que na audiência de conciliação não houve acordo. Deverá perguntar ao “pai da criança”, o GENERAL BUENO, ou então ao presidente, Sr GERALDO FARIA MARCONDES.
Neste 8 de julho, véspera da comemoração do aniversário do levante paulista, a ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA, em parceria com o CIEE, realizou a solenidade comemorativa da Revolução Constitucionalista de 1932. Uma narrativa emocionada de LUIZ GONZAGA BERTELLI, presidente executivo do CIEE e presidente da APH, abriu o encontro. “O sangue derramado não foi em vão”, lembrou BERTELLI, pois anos mais tarde a constituição viria a ser promulgada. RUY MARTINS ALTENFELDER, vice-presidente do Conselho de Administração do CIEE e da APH, leu os depoimentos registrados durante a revolução. O de JOSÉ MARIA WHITACKER lembrava o caráter polivalente dos paulistas que “se defendiam com um braço e trabalhavam com o outro”. Já o segundo trecho lido foi o MANIFESTO DA INTELECTUALIDADE que esclarecia os motivos da guerra: “Não pegamos em armas para brigar com irmãos brasileiros, mas para trazer o país para o caminho constitucional”. O caráter democrático do acontecimento fez com que IVES GANDRA MARTINS, jurista e acadêmico da APH, refletisse sobre a atual configuração do BRASIL. “Novamente nuvens pesadas pairam sobre a constituição”, alertou GANDRA. Também JOÃO GUALBERTO DE CARVALHO, presidente da Academia Paulista de Educação, deu seu testemunho, lembrando como se portou o mundo da educação durante o embate. A solenidade foi concluída por PAULO NATHANAEL PEREIRA DE SOUZA, presidente do Conselho de Administração do CIEE e acadêmico da APH, contando como foi o fim do levante e como se deu a reconstrução de SÃO PAULO, através da forte industrialização.
Cai violenta chuva nesta noite, esfriando. Tento colocar em dia minhas memórias, mas está difícil. Vez ou outra sou interrompido por ligações telefônicas.

Ventos de 100 quilômetros por hora causaram destruição e deixaram três feridos no distrito de MARECHAL BORMANN, em CHAPECÓ, oeste de SANTA CATARINA. O vendaval ocorreu no fim da tarde de ontem. Doze casas foram atingidas, sendo que uma ficou completamente destruída. Além das residências, seis aviários foram destruídos e outros dois destelhados, provocando a morte de duas mil aves. As perdas estão estimadas em um milhão e duzentos mil reais. Em PERNAMBUCO, as fortes chuvas registradas na região metropolitana provocaram duas mortes devido ao desabamento de uma barreira, no bairro de MIRUEIRA, no município de PAULISTA, a 15 quilômetros de RECIFE. A barreira soterrou uma casa, atingindo cinco pessoas. Três delas ainda estão internadas.
Um policial militar e dois homens foram presos, ontem à noite, na Cidade A.E. CARVALHO, zona leste, acusados de roubar dois carros. Houve tiroteio e um dos integrantes da quadrilha foi morto. O CABO ROSIVALDO DIAS, de 34 anos, que trabalha para o Serviço Reservado da Polícia Militar, foi enviado ao Presídio Militar ROMÃO GOMES. DIAS é acusado de roubar o CORSA de MIGUEL ARCANJO DE OLIVEIRA, de 42 anos, com MARCOS GÓIA LEONEL, de 22 anos, CLEITON DA SILVA BATISTA e PAULO HENRIQUE SANTOS, ambos de 21 anos. Os quatro teriam atacado a vítima, às 20 horas, na avenida ARICANDUVA, JARDIM ARICANDUVA, zona leste.

Dois conveniados de planos de saúde conseguiram no Juizado Especial Cível as duas primeiras liminares contra os aumentos abusivos das mensalidades. Os planos de saúde foram condenados a anular o reajuste, até que os índices –que chegam a 82% - estejam definidos pela Justiça. Além disso, as empresas serão obrigadas a emitir novos boletos bancários. Para os consumidores assustados com o festival de aumentos abusivos dos planos, os Juizados Especiais são o caminho mais rápido para obter liminar. Podem ser propostas ações no valor de até 40 salários-mínimos. O problema é que desde o último dia 29 os servidores do Judiciário estão em greve e, por isso, o atendimento é precário.

O candidato do PP à prefeitura, PAULO MALUF, comemorou hoje o arquivamento, pela Justiça suíça, da investigação sobre suas supostas contas naquele país. Para o Ministério Público paulista, as contas eram abastecidas com verbas públicas desviadas de obras municipais. A Prefeitura recorreu da decisão, em GENEBRA.

NEGADA prisão domiciliar ao bicheiro IVO NOAL, de 69 anos, condenado a seis anos e oito meses de prisão e multa de 500 salários mínimos por sonegar três milhões de reais.

CONDENADA a 18 anos de prisão a empresária ROSELANE RITTER, de 40 anos, acusada de ter encomendado a morte do marido, JÚLIO CÉSAR DA ROSA, dono de quatro lojas da grife COLCCI, em 1994. ROSELANE mantinha um caso extraconjugal com um dos assassinos. Em PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL.

CONDENADO o ex-controlador do BANCO ECONÔMICO, ÂNGELO CALMON DE SÁ à pena máxima no inquérito que apurou fraudes na instituição. Pela decisão da Comissão de Valores Imobiliários, ele não poderá exercer cargo de administração em companhia aberta por vinte anos. Em BRASÍLIA.

Um gol de LUÍS FABIANO aos 45 minutos do segundo tempo fez o BRASIL achar uma vitória em sua estréia na COPA AMÉRICA. A seleção, mesmo sem mostrar um futebol animador, derrotou o CHILE por 1 a 0 e assumiu a liderança do GRUPO C da competição, ao lado do PARAGUAI. Todas as enormes dificuldades previstas por CARLOS ALBERTO PARREIRA, e outras mais, apareceram na primeira metade da partida. O time brasileiro jogou muito atrás e foi pressionado pelo CHILE. Para piorar, alguns buracos na defesa foram bem aproveitados pelos ataques chilenos.
O PARAGUAI encontrou muitas dificuldades em campo,  mas venceu a COSTA RICA por 1 a 0, em AREQUIPA.

HOMEM DE 100 ANOS MATA MULHER “POR AMOR”. Para “aliviar” o sofrimento da mulher, de 87 anos, o açougueiro aposentado BERNARD HEGINBOTHAM a degolou na clínica onde ela seria operada. Depois tentou o suicídio. A Justiça o absolveu: matou por amor.  O caso ocorreu em 1 º de abril de 2001, depois que BERNARD ficou sabendo que a mulher IDA tinha sido internada novamente. Transtornado, ele foi visitá-la numa clínica de PREESALL (LANCASHIRE), onde ela, após uma queda, seria submetida a uma cirurgia nos quadris. No momento em que se viu sozinha com ela, no quarto, o açougueiro puxou então uma faca e cortou a garganta de IDA.

O gramado que cerca a fonte construída em memória à princesa DIANA ficou inundado ontem, um dia após sua inauguração no HYDE PARK, em LONDRES. Fortes ventos fizeram acumular folhas no canal, obstruindo a passagem da água. Com desenho circular e construída em pedra, a fonte pretende refletir os diversos aspectos da personalidade de DIANA, morta em 31 de agosto de 1997, em PARIS, em um acidente de carro, junto com o seu namorado DODI AL FAYED.

A guerrilha iraquiana matou hoje cinco soldados americanos e dois guardas iraquianos na explosão de um carro-bomba coordenada com uma barragem de morteiro contra um quartel em SAMARRA, 95 km ao norte de BAGDÁ. Pelo menos quatro rebeldes foram mortos, segundo as forças de ocupação dos EUA. Médicos locais mencionaram três mortes entre os civis. Outros 20 americanos e 24 iraquianos (incluindo 4 guardas) ficaram feridos.

A ação rebelde ocorreu apenas um dia depois de o governo ter aprovado uma Lei de Segurança Nacional que dá ao primeiro-ministro IYAD ALLAWI o poder de baixar a lei marcial em áreas de conflito. Foi um ataque tão violento que destruiu totalmente o edifício, usado conjuntamente como QG pela 1 ª Divisão de Infantaria americana e a Guarda Nacional do IRAQUE.

O grupo terrorista islâmico SAFIH-AL-ALLAH (A ESPADA DE DEUS) ameaçou hoje, através de uma fita de vídeo, decapitar qualquer advogado que esteja defendendo nos tribunais o derrotado presidente iraquiano SADDAM HUSSEIN. Com medo, a equipe de advogados contratada para defender o ex-ditador iraquiano, que poderá ser julgado dentro de alguns meses por doze crimes –entre eles o de genocídio, permaneceu na JORDÂNIA e adiou sua viagem a BAGDÁ. Na capital, eles iriam se reunir com SADDAM, mas as autoridades iraquianas não garantiram proteção aos advogados no país. O grupo terrorista que se diz simpatizante do grupo radical palestino JIHAD ISLÂMICA, advertiu os advogados: “Degolaremos todos os que defendem a causa criminal do covarde SADDAM antes que cheguem ao nosso país”.

O ator JEAN LEFEBVRE, um dos mais populares atores cômicos franceses, morreu nesta quinta-feira, à noite, no MARROCOS, aos 84 anos, em conseqüência de um ataque cardíaco. Nascido em 3 de outubro de 1919, em VALENCIENNES (norte da FRANÇA), estudou canto antes de dedicar-se ao teatro. Trabalhou em revistas de cabaré e no teatro antes de iniciar sua carreira no cinema, em 1951.

ENTREGOU-SE à Justiça o ex-presidente da ENRON, gigante do setor energético dos EUA que pediu concordata em 2001. KENNETH LAY é acusado de ter causado o colapso da empresa. Em HOUSTON, TEXAS.
Os trabalhos de rebaixamento da calha do RIO TIETÊ não serão concluídos em agosto, conforme planejou o governo estadual. O DAEE estima que, em dezembro, os paulistanos poderão ver um rio com margens revitalizadas e maior vazão. 70% das obras estão prontas. Esta é a segunda fase do projeto, iniciado em abril de 2002, que compreende a construção de piscinões em afluentes, a revitalização das margens e o aprofundamento do leito do TIETÊ em um trecho de 25 km, entre a Barragem EDGAR DE SOUZA e o CEBOLÃO.

O PAPA JOÃO PAULO II não escondeu o bom humor ao entrar de férias por duas semanas e viajar para um refúgio nas montanhas do noroeste da ITÁLIA. Aos 84 anos e com graves problemas de saúde, o PAPA ficará hospedado na região do VALE D´AOSTA até 17 de julho. A seguir, JOÃO PAULO II se mudará para a residência de descanso papal de CASTEL GANDOLFO, a sudeste de ROMA, como faz nos verões, onde deverá permanecer até setembro. O próximo compromisso da agenda do pontífice acontecerá em meados de agosto e prevê sua participação em uma peregrinação a LOURDES, na FRANÇA.

2 005  :  -  SEXTA-FEIRA
Há nesta manhã uma comemoração do 73º Aniversário do Movimento Constitucionalista, por parte do CPOR, na PRAÇA HERÓIS DA FEB, em SANTANA. Mas, os acontecimentos de ontem me deixaram cansado. Sei que o GINO STRUFFALDI, apesar de seus 91 anos, irá comparecer nesse evento, juntamente com o CORONEL PM Res MENDES. Isso me deixa mais tranqüilo, porque a véspera do NOVE DE JULHO sempre foi muito trabalhosa e isso fatalmente irá acontecer nesta data.
Apenas depois das 13 horas é que estou passando pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC e já há uma série de providências que deverão ser tomadas, como aquela da entrega das urnas dos heróis que serão imortalizados amanhã para o Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, logo mais. Repórteres de diversos jornais mantém contatos conosco, como a FOLHA DE SÃO PAULO, o “ESTADO”, uma rádio de CAMPINAS, e de vários associados que querem convite e cartão de estacionamento. As funcionárias LUCIENE e LILIAN muito nos auxiliam, enquanto vou até o MMDS almoçar com os oficiais que trabalham diretamente comigo.
O CORONEL PM Res MENDES mantém um contato telefônico comigo. Combina encontrarmos por volta das 7 horas nas imediações da estação do metrô ARMÊNIA, amanhã, a fim de irmos para o TÚNEL NOVE DE JULHO, onde será realizada uma manifestação de desagravo pela usurpação do nome do túnel. Depois iremos para o IBIRAPUERA. Comenta a solenidade do CPOR realizada pela manhã. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC foi prestigiada nessa cerimônia. 
As senhoras ANA MARIA LISBÔA MORTARI e MARIA DO CARMO LISBÔA AZEVEDO, filhas do doutor ÁLVARO DE ALMEIDA LISBÔA, homenageiam a “Solenidade de Imortalização dos Heróis de 1932” com um convite todo especial em reverência ao seu pai. Ele nasceu em 23 de março de 1913 e faleceu em 12 de novembro de 2004. Médico, nasceu em SOROCABA. Fez seus estudos no Ginásio Normal em SÃO PAULO, no Pré-Médico e na Faculdade de Medicina da Universidade de SÃO PAULO (1940). Foi assistente extra-numerário de ginecologia na Faculdade de Medicina de SÃO PAULO; assistente da Clínica Particular do doutor JOSÉ AMÉRICO; e diretor-clínico da Policlínica da “Fundação GUERTZENSTEIN”. Era especializado em cirurgia, ginecologia e obstetrícia. Tomou parte no 1º Congresso de Ginecologia que se realizou no RIO DE JANEIRO, apresentando, em conjunto com o Professor Dr. JOSÉ MEDINA, o trabalho “Câncer no colo do útero e as suas relações com a núli, úni e multiparidade”. Na REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 cooperou como enfermeiro de guerra, na SANTA CASA DE PIRAJU. Era sócio da Associação Paulista de Medicina, onde permaneceu até setembro.

O próximo compromisso da agenda do pontífice acontecerá em meados de agosto e prevê sua participação em uma peregrinação a LOURDES, na FRANÇA.

Vários alunos oficiais do CPOR comparecem nesta tarde na Sociedade e levam algum material para a exposição que eles irão montar no CLUBE PAULISTANO, na semana que vem. Um oficial dos bombeiros vem buscar os restos mortais dos oito heróis que serão imortalizados amanhã. Já estou de saída quando chega o MAJOR OLÍMPIO. Ele foi classificado no 34º Batalhão do Interior – BRAGANÇA PAULISTA. Comentando sobre o futuro da Sociedade, dá uma idéia de solicitar ao SANTANDER a possibilidade de doar uma sede condizente com a importância do MMDC. Ao mesmo tempo, telefona para o chefe de segurança desse Banco, amigo pessoal seu, procurando saber o que precisa fazer para chegar até ao proprietário da Instituição para os primeiros contatos. Pode ser que aí esteja a solução para o futuro da Sociedade.
Num fim de tarde bem desagradável, por causa do frio, retorno para casa. Ainda tenho de atender vários telefonemas, inclusive da LUCIENE que precisou consertar alguns erros cometidos pelos PMs que foram buscar os caixões no Monumento-Mausoléu. Pegaram os caixões velhos e não aqueles comprados recentemente. Isso é algo muito ruim porque aqueles caixões estão carcomidos pelos cupins, de péssima apresentação. Também faltaram cartões de estacionamento e a LUCIENE entrou em contato com o TENENTE MARCELO, da DAMCO, procurando arrumá-los.

O DIÁRIO OFICIAL DE 8 DE JULHO DE 2005 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO COMANDANTE DO POLICIAMENTO DE CHOQUE CORONEL PM TOMAZ ALVES CANGERANA. Nasceu em 24 de março de 1949. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 18 de setembro de 1969. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 20 de janeiro de 1974. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1974; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 15 de dezembro de 1985; Major – 15 de dezembro de 1993; Tenente-Coronel – 15 de dezembro de 1997 – CORONEL – 13 de março de 2001. O CORONEL PM CANGERANA foi designado para a Superintendência da CAIXA BENEFICENTE DA PMESP.

O cavaleiro RODRIGO PESSOA apareceu em primeiro lugar no ranking mundial de hipismo. O resultado foi conseguido após a confirmação do ouro do brasileiro na Olimpíada de ATENAS, obtido com a desclassificação do irlandês CIAN O´CONNOR, que usou um cavalo dopado na competição.

A rainha ELIZABETH, acompanhada do príncipe CHARLES e de CAMILLA PARKER-BOWLES, visitaram os feridos dos atentados em LONDRES, acontecido ontem. Os atentados ocorreram um dia depois de a cidade ter sido escolhida sede da Olimpíada de 2012 e ao mesmo tempo em que os principais líderes mundiais encontravam-se na reunião do G-8, na ESCÓCIA.

2 006   :    -  SÁBADO
GINO STRUFFALDI, CORONEL MENDES e eu estamos nesta manhã no Hotel de Trânsito do 5º BIL. Durante a manhã, em sossego, conversamos sobre essa nossa permanência em LORENA. Os capitães PAULO ROBERTO e FERRER, que moram perto daqui, comparecem para conversar conosco. Somente depois das 10 horas é que parentes do CAPITÃO NOVAIS (morto em 1932, um herói de 32, morto pelas tropas do então CAPITÃO ZENÓBIO DA COSTA), chegam para entrevistar o GINO. Trata-se da bisneta do NOVAIS, que tem idéia de fazer um filme sobre a saga dos heróis de 32. Isso vai nos ocupar durante um bom tempo. Também eu faço algumas colocações desse Movimento Constitucionalista. Depois, perto das 13 horas, deslocamo-nos para a cidade de CRUZEIRO. Almoçamos num restaurante daquele município. A solenidade de outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA vai acontecer no cemitério de CRUZEIRO, onde se situa o monumento aos veteranos de 1932. Recebem esta Medalha as seguintes pessoas:

POSTO / GRADUAÇÃO

NOME COMPLETO

Tenente Coronel
OMAR TUMAS
Tenente Coronel
AIRTON RIBEIRO DA COSTA
Major
PAULO MARCIO CAMARGO
Capitão
PAULO ROBERTO ARAUJO SOBRAL
Capitão
ISAAC NEWTON SIQUEIRA FERRER
2 º Tenente
JOSÉ RONALDO SANTOS DO NASCIMENTO
Professora
FRANCISCA CARLA SANTOS FERRER
Professora
JULIA SILVEIRA MATOS
Senhor
ARMINDO GONÇALVES DA SILVA

Presidente da Câmara M de Cruzeiro
LAUDELINO AUGUSTO SILVA

Senhor  Biomédico
SERGIO HENRIQUE ELACHE RIBEIRO DUARTE

Prefeito da Cidade de Cruzeiro
CELSO DE ALMEIDA LAGE

Sociólogo
ROBERTO ALEXANDER DE OLIVEIRA GONÇALVES

Prefeito de Santa Fé do Sul
ITAMAR FRANCISCO MACHADO BORGES


A CAMINHADA NOVE DE JULHO chega triunfante, cumprindo a sua última etapa. ROBERTO GONÇALVES conseguiu a sua finalidade, atravessar 49 municípios, ou seja, 825 km. Saiu de SANTA FÉ DO SUL no dia 29 de maio e agora termina o desiderato. Um dos andarilhos é o nosso CORONEL PM Ref JOAQUIM ANTÔNIO DE OLIVEIRA JÚNIOR. São aclamados vencedores dessa epopéia.
Com a entrega de medalhas aos participantes da CAMINHADA NOVE DE JULHO e as palavras de ROBERTO GONÇALVES e de várias pessoas que caminharam com ele, vamos deixando  CRUZEIRO.
Ainda passamos por LORENA para trocarmos de roupa e iniciamos, com o Soldado FRANCISCO, homem que trabalha a muitos anos na Prefeitura de LORENA, o retorno para nossas casas. Não estou bem de saúde, uma gripe ronda minha estrutura física. Chego em casa sem ânimo para qualquer coisa. Dá até medo olhar a mesa de trabalhos, com muitos jornais para ler. Também nem abro a internet, pois prefiro descansar.
Em comemoração aos 74 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, a Prefeitura de PRESIDENTE PRUDENTE, com apoio da Câmara e Polícia Militar, realizou, das 8 horas ao meio-dia, no Teatro de Arena da Praça NOVE DE JULHO, uma exposição de fotos históricas da época, além de uma farda e um capacete usados por soldados durante a revolução.
Na revolução, o Estado de SÃO PAULO lutou contra todo BRASIL que estava sob a presidência de GETÚLIO VARGAS, a favor de uma nova Constituição.
O evento foi aberto pela Banda Regimental de Música da Polícia Militar, executando o HINO NACIONAL BRASILEIRO. Às 10:15 horas, apresentação de um breve histórico sobre a revolução, logo após, homenagem aos ex-combatentes. Feita a leitura da “ORAÇÃO ANTE A ÚLTIMA TRINCHEIRA” e a execução do Toque de Silêncio. Uma coroa de flores foi colocada no Monumento do Soldado Constitucionalista de 32, situado na esquina da Avenida CORONEL JOSÉ SOARES MARCONDES com a Rua TENENTE NICOLAU MAFFEI.
O evento faz parte da Semana Constitucionalista de 1932, criada pela Lei Municipal 6.075, de 29 de agosto de 2003. Pela lei, o município é obrigado a realizar, todos os anos, no período de 3 a 9 de julho, desde concursos didáticos nas escolas municipais, até desfile comemorativo para homenagear os ex-combatentes ou seus familiares, no referido monumento.
Durante a Revolução de 32, o município representou a região com o Batalhão Constitucionalista comandado pelo CORONEL MIGUEL BRIZOLA DE OLIVEIRA (nome dado ao Parque de Uso Múltiplo), composto por centenas de voluntários da cidade e região, pertencentes das mais diversas classes sociais, e que na época mobilizou todas as lideranças regionais.
Explica o 1º TENENTE PM JOÃO LUÍS MINGHETI COSTA que o batalhão de voluntários seguiu de PRUDENTE para OURINHOS, visando defender as fronteiras nas margens do rio PARANAPANEMA, e impedir a invasão das forças ditatoriais. O batalhão esteve sob o comando do CORONEL MIGUEL BRIZOLA DE OLIVEIRA, dele fazendo parte o MAJOR FELÍCIO TARABAY, TENENTE NICOLAU MAFFEI, TENENTE SIQUEIRA CAMPOS, ANTÔNIO SANDOVAL NETTO, TENENTE CASEMIRO DIAS e DOMINGOS LEONARDO CERÁVOLO.
Dos voluntários e oficiais de PRUDENTE e região que participaram da Revolução, de acordo com a Polícia Militar, nenhum se encontra vivo, mas na cidade reside o ex-combatente e aposentado, JOSÉ AMANDO DE QUEIROZ TELLES, 93 anos. Ele foi professor por 40 anos na Faculdades Integradas ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO.
Na condição de combatente, TELLES integrou o BATALHÃO 14 DE JULHO. Em 1938, veio para PRESIDENTE PRUDENTE para – como advogado – atuar na divisão de terras pertencentes às famílias dos pioneiros MARCONDES e GOULART. Um ano depois, se casou com MARIA CECY CASTOR DE QUEIROZ TELLES, com quem teve três filhas: LÍVIA MARIA, CÉLIA MARIA e ANA MARIA.
Segundo sua filha, a advogada CÉLIA MARIA DE QUEIROZ TELLES, de 61 anos, a participação de seu pai na revolução foi motivo de orgulho para ele. Hoje, o ex-combatente encontra-se acamado, com infecções no pulmão e na bexiga e, por isso, não pode comparecer às homenagens. No ano passado, foi a primeira vez que ele não participou da solenidade na Praça NOVE DE JULHO.
A filha conta que na época, como estudante de Direito da Faculdade do Largo de São Francisco, em SÃO PAULO, TELLES defendeu o Estado em busca da igualdade para toda a população. “Muitas vezes, ele chorava quando ia contar as histórias pelas quais passou”, diz. De acordo com a advogada, TELLES viu muitos amigos morrer. Diante da falta de munição para  enfrentar as tropas de todo o BRASIL, os soldados paulistanos criaram um barulho artificial para imitar o som de disparos de arma de fogo. “Quando viam os soldados defensores de SÃO PAULO atiravam para matar”, destaca CÉLIA. Em 1934, uma Assembléia Constituinte é eleita pelo povo e promulga a nova CARTA MAGNA.    
Graças às bombas do meia SCHWEINSTEIGER, a ALEMANHA enfiou   3 a 1 em PORTUGAL e conquistou o terceiro lugar da XVIII COPA DO MUNDO, na ALEMANHA, retribuindo a festa que a torcida da casa fez nas arquibancadas, mesmo com a eliminação nas semifinais. Os três gols do duelo saíram dos pés de SCHWEINSTEIGER. No primeiro e no último, o meio-campista bateu direto, forte, de fora da área. No segundo, contou com a ajuda do português PETIT, que desviou. O gol dos visitantes foi de NUNO GOMES.

O vigilante FRANCISCO DE ASSIS TAVARES, 42 anos, foi assassinado hoje na madrugada, por volta da 1 hora, no prédio da Justiça Federal em SÃO PAULO, no número 1.682 da Avenida PAULISTA. A polícia apura se o crime foi o primeiro ataque da facção criminosa PCC contra um órgão federal desde o início da crise de segurança no Estado, no dia 12 de maio.

MORREU, aos 44 anos, o fotógrafo mineiro JOÃO PRIMO CARLONI, vítima de câncer. Editor de fotografia da revista ISTO É desde 1994, ele também é autor do livro TERRAMAR, em 1999, retrato sobre o litoral sul do Estado de SÃO PAULO. Além disso, publicou trabalhos nos livros SÃO PAULO DIA E NOITE (1989) e COTIDIANO DO PAÍS EM 24 HORAS (1999). Em 2001, reuniu 25 imagens clicadas ao redor do mundo, entre os anos de 1986 e 2000, e expôs na Pinacoteca de SÃO PAULO, na mostra individual COTIDIANO. Em 2002 foi o vencedor do prêmio INTEL de fotografia.  


Vários projéteis de morteiro caíram hoje, às 17:30 horas locais, no bairro de ABU DCHIR (sul de BAGDÁ), local que é cenário de inúmeros atos violentos, entre eles, ataques às forças de segurança. Cinco civis foram mortos e outros três ficaram feridos no ataque, segundo o serviço de segurança. Também hoje, o Ministério da Justiça do IRAQUE anunciou a libertação de mais 368 presos das prisões administradas pelo governo iraquiano ou pelo Exército dos EUA.

ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR tentará impugnar a vitória do candidato conservador FELIPE CALDERÓN. Hoje, mais de 300 mil pessoas se reuniram para apoiar LÓPEZ OBRADOR em uma manifestação. O esquerdista convocou uma marcha a partir de todos os Estados na quarta-feira, dia 12, em direção à capital e disse que vai à Justiça contra o que chamou de “fraude”. Observadores da União Européia, porém, disseram que não houve sinais de irregularidades na eleição. 

O príncipe FELIPE DE BOURBON, herdeiro do trono espanhol, levou a filha LEONOR, de 8 meses, para o encontro com o PAPA BENTO XVI, que fez sua primeira visita à ESPANHA. Na manhã desde sábado, o pontífice chegou à cidade de VALÊNCIA e foi recebido pelos reis da ESPANHA, JUAN CARLOS e SOFIA. A caçula da família real espanhola, acompanhada da mãe, a princesa LETÍZIA, recebeu a bênção de BENTO XVI no PALAU DE LA GENERALITAT, onde aconteceu o Encontro das Famílias, evento que reúne peregrinos católicos do mundo inteiro para defender os valores familiares.  

JOSÉ RAMOS HORTA torna-se primeiro-ministro do TIMOR LESTE, pondo fim a semanas de tensões civis.

2 007   :    -     DOMINGO
Às 7 horas a GLOBO apresenta o programa “ANTENA PAULISTA”. No início, mostra o Monumento-Mausoléu do IBIRAPUERA, ainda fechado ao público por causa de um processo movido por um oportunista, PAOLO EMENDABILI, que, como neto do escultor GALILEO EMENDABILI, procura, na sombra do avô, se locupletar à custa do avô. Com a maior cara-de-pau, ele faz uma ponta nesse programa, dizendo-se contente com a Polícia Militar por estar encarregada da segurança, manutenção e restauro do Monumento, face a publicação de um decreto datado de 25 de setembro de 2006. No íntimo não é isso o que ele sente.
Depois, o professor do COLÉGIO SANTO IVO está numa sala de aula ensinando aos alunos o que foi o Movimento Constitucionalista de 1932. Na seqüência, os alunos conversam com o GINO e comigo, fazendo perguntas sobre o episódio. Encerrando, o programa mostra o MUSEU “MARIA SOLDADO”, com explanação do Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, que fala também da importância da BÜNGE, que está procedendo o restauro de livros, revistas e jornais da revolução.
Aproveitando que levantei cedo, procuro ler os jornais, mas sou impedido por problemas nas vistas. Sinto “riscos” na visão e sou obrigado a deitar novamente. Assisto, mais tarde o GP da INGLATERRA.
O finlandês RAIKKONEN ofuscou a festa da McLAREN e de LEWIS HAMILTON, em SILVERSTONE. Hoje, o piloto da FERRARI venceu o GP da INGLATERRA, nona etapa da temporada 2007 da F 1. Esta foi a segunda vitória consecutiva de RAIKKONEN, pois ganhara na FRANÇA na semana passada. Além disso, também havia vencido a etapa de abertura da temporada, na AUSTRÁLIA. Agora ele ocupa a terceira  posição na classificação, à frente de MASSA. De quebra, o finlandês também registrou a volta mais rápida da corrida, com 1min20seg638. FERNANDO ALONSO foi o segundo e LEWIS HAMILTON chegou em terceiro. O quarto foi ROBERT KUBICA. Em 5º, FELIPE MASSA. RUBENS BARRICHELLO chegou em nono lugar.
Recebo, por e mail, um comunicado da doutora NELLY CANDEIAS, do falecimento do Padre JOSÉ AFFONSO DE MORAES BUENOS PASSOS, vítima de um acidente de carro quando vinha de PIRACICABA para SÃO PAULO. A missa de sétimo dia será realizada na próxima quinta-feira, às 12:30 horas, na Igreja NOSSA SENHORA DO BRASIL. O padre JOSÉ AFFONSO por várias vezes esteve presente nas solenidades do IHGSP.
Continuando com a programação da SEMANA DA MEMÓRIA DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, realização da Prefeitura de SOROCABA, será proferida, pelo historiador GERALDO BONADIO a palestra “Política e estratégia na Revolução de 1932: motivos que impediram as forças constitucionalistas de avançar sobre o Rio de Janeiro”.  O local é o Salão de Conferências do Gabinete de Leitura Sorocabano, na Praça Cel. Fernando Prestes.  

A felicidade que tomou conta do PALMEIRAS, depois da terceira vitória seguida no BRASILEIRO – diante do NÁUTICO, por 1 a 0, no sábado, em RECIFE – acabou com o anúncio da morte de CARLOS ADRIANO DE JESUS SOARES, o ALEMÃO. O atacante, de 23 anos, contratado neste ano, faleceu hoje num acidente de carro, a 1 hora da madrugada, na via LIGHT, esquina com a Rua PROFESSOR PARIS, no centro de NOVA IGUAÇU, município do RIO DE JANEIRO.

ALEMÃO dirigia seu utilitário esportivo TOYOTA HILUX de volta do aniversário de 81 anos do pai. O veículo capotou por diversas vezes, após colidir com a mureta de proteção, subir na calçada e bater fortemente num poste da via. Além de ALEMÃO, o cunhado do craque, SÉRGIO VENTURA FERRAZ, de 28 anos, também morreu no acidente. O veículo tinha outros nove ocupantes: ULISSES, amigo e jogador, que atua na UCRÂNIA; a mãe do ALEMÃO, EDINALVA DE JESUS; a mulher, JACKSELANE GOMES, de 21 anos; BEATRIZ SOARES, a filha de um ano e seis meses; RÓBSON CARLOS PAZ DA SILVA, amigo; SANDRA SOARES, irmã e mulher de SÉRGIO FERRAZ; WESLELY DOS SANTOS FERRAZ, de 9 anos, sobrinho do jogador e filho de SÉRGIO. E LUCAS DE JESUS, de 4 anos, irmão do atacante.

O artista ALCIDES PEREIRA DOS SANTOS, que na última quinta-feira, dia 5 de julho, inaugurou sua primeira mostra individual em São Paulo, na GALERIA ESTAÇÃO, morreu dias depois, neste domingo, já a caminho de sua casa na cidade paulistana ao hospital. ALCIDES, como assinava em suas obras e como era conhecido, estava se recuperando de uma cirurgia da próstata. Sua bela exposição, feita pela colecionadora e proprietária da GALERIA ESTAÇÃO, VILMA EID, ficará em cartaz até 29 de setembro. Nela estão reunidas 25 pinturas realizadas entre 1982 e 2006.
Nascido em RUI BARBOSA, na BAHIA, em 1932, ALCIDES PEREIRA DOS SANTOS mudou-se para o MATO GROSSO em 1950. Exerceu ofícios simples como de sapateiro, barbeiro e pedreiro até ter, aos 19 anos, das grandes revelações de sua vida: a pintura e a religião, como está no verbete dedicado ao artista no PEQUENO DICIONÁRIO DA ARTE DO POVO BRASILEIRO – SÉCULO 20, de LÉLIA COELHO DA FROTA. “Evangélico, acredita que a arte é dom de DEUS”, nas palavras da crítica.
Autodidata, ALCIDES começa a pintar: cenas de terra e da pecuária – realiza, em 1979, sua primeira mostra individual no MUSEU DE ARTE E CULTURA POPULAR da Universidade Federal de MATO GROSSO. Ao mesmo tempo, ALCIDES também representa por meio de sua pintura temas bíblicos – faz uma série sobre a criação do mundo em sete dias, por exemplo – e representa o homem e sua relação com a natureza e animais. Mais tarde, inspirado pela vida na metrópole paulista, onde vai viver com sua filha em casa de periferia, na década de 1980, ALCIDES se interessa pelos meios de transportes e fachadas de casas. Cria, portanto, uma pintura limpa, com sofisticada composição formal.

A morte de um coronel paquistanês aumentou ainda mais as tensões entre as forças oficiais e os estudantes islâmicos radicais que ocupam há seis dias a MESQUITA VERMELHA, em ISLAMABAD, no PAQUISTÃO. O coronel HARUN ISLAM conduzia as operações noturnas no local e foi alvejado pelos estudantes.

2 008    :      -    TERÇA-FEIRA
NOVE DE  JULHO  PARA  SEMPRE

Roberto Gonçalves
Para quem imagina estar tudo perdido, uma boa notícia: o povo brasileiro não perdeu completamente a capacidade de reação e continua, embora lentamente, respondendo a estímulos de civismo e cidadania.
Sei que a intelectualidade brasileira vive descrente de nosso povo, decepcionada com diversos desvios que acometem o pensamento popular, responsáveis pelo atraso na construção de uma nação altiva, solidária e soberana. É mais fácil criticar as incontáveis imbecilidades popular do que apresentar alternativas. Tudo bem que nosso povo, principalmente as camadas mais humildes, ainda patinam na luta pela sobrevivência básica (casa,comida,saúde,etc), distante do pensamento cívico e cultural que norteia as sociedades mais avançadas, mas ainda é tempo de abrir portas para a inclusão na consciência cidadã.
É difícil viver num País onde a enganação prospera em progressão geométrica, enquanto a educação e o civismo crescem em ritmo aritmético. É incrível como o povo é ludibriado em tempo integral e vive caindo como um patinho no canto de sereia, quando deveria reagir como um leão em defesa de uma Pátria que vai se afastando dos valores fundamentais e universais que sustentam as nações civilizadas.
Um povo que vai perdendo os valores conquistados com sangue, suor e lágrimas, realmente caminha para o abismo, porque perde referências e amplia o lema do “salve-se quem puder”, praticando a famigerada “Lei de Gerson”.
A indústria da fé é cada vez mais econômica e o povo, sempre o povo, após intensa lavagem cerebral, é depenado até o último centavo. A indústria do jogo, outra fonte de ilusão, provoca filas em lotéricas o dia inteiro, sinalizando a substituição do trabalho, principal alternativa para edificação de uma nação superior, pela esperança abstrata de ser salvo pela sorte. E lá vai mais uma fatia do orçamento familiar.Programas mundo cão conseguem elevados índices de audiência, revelando a baixa imunidade popular diante do grotesco e festival de baixarias. A solução é buscarmos no passado as melhores lembranças de um povo que já foi combativo e repleto de dignidade.
Não podemos esquecer 9 de Julho de 1932, data em que São Paulo escreveu a mais linda página de sua História. Os paulistas pegaram em armas para lutar por uma Constituição.. É muito difícil para um povo, hoje distante da cidadania, entender a luta de São Paulo por valores como democracia e liberdade.
Fomos derrotados militarmente, mas vencemos politicamente. Conseguimos a Constituição de 1934, o voto feminino, o retorno da federação e outros valores que só foram consumados em 1945.
A Caminhada 9 de Julho, nascida para ser eterna, é uma das várias iniciativas para resgatar o 9 de Julho. E por onde ela passa, é saudada pela população, confirmando nossa tese que nem tudo está perdido. Se o 9 de Julho for cada vez mais comemorado, mais valores cívicos vamos introjetar na juventude, criando novas gerações que vão direcionar o Brasil para o pedestal das nações decentes e civilizadas.
Roberto Gonçalves é Cientista Político

Recebo nesta noite esta mensagem de meu irmão CARLOS:
Oi Mário, boa noite
A Susana esteve em Santos no final da semana passada e pudemos conversar melhor sobre o caso da Nair, entretanto só conseguimos algumas informações melhores com a ligação que o Roberto fez para o Maurício.
Como estávamos todos, inclusive a Susana, sem saber como se passou o final da prima. Todos estavam querendo saber do ocorrido. O Maurício disse que encontrou a mãe já falecida na manhã do dia 4 de junho quando foi ver como havia passado a noite. Também era muito desinteressado, pois a mãe não estava bem de saúde há já algum tempo. Nós ligávamos para ela mais ou menos uma vez por mês para saber como ia passando. Após ter caído há uns 8 meses atrás e quebrado do fêmur ficou algum tempo de cama, quando pode se levantar tinha muita dificuldade para se apoiar porque estava com as mãos bem inchadas o que dificultava se apoiar nos móveis. Não podia fechar as mãos e não tinha firmeza. O médico havia dito que não tinha remédio para desinchar as referidas. Segundo ela havia uma espécie de cristais nas pequenas feridas do inchaço. Demos sugestão que passasse arnica para ver se melhorava. Da última vez que conversamos com ela disse ter melhorado um pouco. Já podia fechar as mãos e se apoiar.Estava começando a andar apoiada. A Susana foi encarregada de ver a situação e se possível comprar uma cadeira de rodas para facilitar seus movimentos. Foi o que tratamos com ela no último telefonema que demos uns 20 dias antes do ocorrido. A Susana acabou por não ir à casa da Nair pois quando soube do falecimento estava pronta para sair de Lisboa para ir para a aldeia. A mesma fica umas duas horas da Capital. O Mauricio parece que ficou tão perdido que era impossível de se comunicar com ele. Entrou em contato com a Susana via e.mail, pois viu que a prima ia chegar na casa de mãe e ela não estaria mais viva. Foi quando criou coragem de contar que a mãe havia falecido, mas não contou os detalhes que só pegamos agora via Roberto (irmão dela). A propósito esse também não está muito grande coisa. Você sabe que fez pontes de safena há mais de 20 anos. Já teve muitas complicações de saúde depois disso, mas ultimamente esta com problemas nas vias aéreas. Fez uma serie de exames e levou os resultados para o seu médico. Esta um tanto receoso, pois era um fumante de muitos anos, quando teve o enfarte, há mais de 20 anos, o médico ordenou que parasse de fumar, e ele o fez, mais isso depois de ter fumado uns 30 anos ou mais. Vai daí que está com receio que isso sejam seqüelas do tempo que fumou. Esta aguardando o resultados dos últimos exames que fez para saber do diagnóstico. Vamos ver do que se trata.O Roberto é cerca de dois anos mais velho que você. Como vemos parece que nossa família está aos poucos diminuindo cada vez mais. Bem aqui vou ficando até outra oportunidade.
Do Carlos  
MENSAGEM DO PEDRO PAULO PENNA TRINDADE: Num momento em que nossa sociedade parece anestesiada diante da crise moral que assola o País, o feriado estadual de 9 de Julho passa a representar cada vez mais àqueles que amam a liberdade, pois celebra a maior revolução que o Brasil teve em todos os tempos de sua história. Foi quando em 1932 toda a população paulista se uniu nessa luta, desejando trazer de volta certos valores como liberdade e democracia por meio de eleições gerais e uma nova Constituição para o Brasil. Devido a esses objetivos, a Revolução de 1932 foi chamada de Constitucionalista. Em 1930, GETÚLIO VARGAS assumiu o poder e suspendeu de imediato a Constituição, dissolvendo o Congresso Nacional. Com a nomeação de interventores, os chamados “tenentes” nos lugares dos governadores, provocou ainda mais a revolta do povo paulista, dando-se início às manifestações de rua. Oradores inflamados discursavam em vários pontos da cidade clamando por liberdade, entre eles: IBRAHIM NOBRE, que fazia de sua tribuna uma trincheira cívica. O povo andava tão agitado que o dia 23 de maio amanheceu em clima de guerra civil. Neste dia morreram os primeiros heróis: MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUZIO e CAMARGO. Eles não morreram à toa por São Paulo, eles clamavam por liberdade e pela legalidade. Na noite de 9de Julho de 1932 explodiu a revolução, que perdurou alguns meses e chegou ao seu fim. São Paulo havia combatido o bom combate, caindo de pé, moralmente vitorioso. Se por um lado fomos derrotados nas armas, por outro lado, caiu de pé, moralmente vitorioso. Se por um lado fomos derrotados nas armas, por outro saímos vencedores pela disseminação de um sentimento de democracia. Portanto a data 9 de Julho não pode desaparecer do calendário dos que amam a liberdade. Mais do que nunca temos o dever de propagar às gerações futuras o que foi a luta e os ideais desta Revolução Constitucionalista, estimulando o culto à nossa história. Com isso, o feriado paulista de 9 de Julho estará sempre indicando que os ideais democráticos não morreram, e também para que não caia no esquecimento o heroísmo dos que lutaram em 1932.
PEDRO PAULO PENNA TRINDADE – advogado e membro do Conselho da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. pptrindade@ig, com.br

Leio no caderno CIDADES/METRÓPOLE de “O ESTADO” uma reportagem sobre: OBELISCO SEGUE SEM PREVISÃO DE REABERTURA. Reforma planejada há 3 anos mudou de mãos, mas continua sem prazo;
Mais um aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 vai passar sem que o principal monumento de São Paulo em homenagem aos ex-combatentes esteja recuperado e aberto ao público. A reforma do Obelisco do Ibirapuera, planejada desde junho de 2005, ainda depende da impermeabilização do terreno, cuja conclusão ocorrerá nos próximos dois meses. Para o desfile de amanhã, porém, nem a chafariz da Praça IBRAHIM NOBRE, construída sobre o mausoléu, poderá ser ligado, informaram policiais militares que foram ontem vistoriar as obras na zona sul.
Inaugurado em 9 de julho de 1955, o Obelisco tem 72 metros de altura e guarda os restos mortais de 758 ex-combatentes e dos 4 estudantes mortos em um protesto contra o primeiro governo de GETÚLIO VARGAS (19301934). Das iniciais desses estudantes saiu a sigla MMDC (MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO). Com infiltrações no teto, o museu, localizado em frente ao Parque Ibirapuera e onde estão os restos mortais dos soldados, segue fechado.
Nos últimos quatro anos, o plano de revitalização do Obelisco já passou por iniciativa privada (CLARO), associação sem fins lucrativos (Sociedade Veteranos de 32-MMDC), Prefeitura e governo estadual, e nunca foi concluído. Em maio, com atraso de quase dois anos, tiveram início as obras de impermeabilização. Dos 5 milhões de reais da revitalização, foram gastos só 624 mil.
O Estado assumiu em junho de 2006 a administração do local, antes feita em parceria entre a Prefeitura e a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Em 2005, a família do escultor italiano GALILEU EMENDABILI (1898-1974) entrou com ação na Justiça contra a exploração comercial do espaço pela companhia telefônica que realizava a revitalização. Para resolver o impasse, a gestão GILBERTO KASSAB transferiu o monumento para o Estado, que colocou a PM para cuidar da execução do projeto.
“Mais 60 dias a impermeabilização estará concluída. Depois precisamos contratar empresa especializada em restauração e passar o processo pelo CONDEPHAAT. Existe uma morosidade comum nos projetos de restauro”, afirmou o CAPITÃO PM DOVER AGASSI, responsável por vistoriar as obras. “Pode ver que hoje isso aqui parece um canteiro de obras. Primeiro, temos de resolver os problemas de infiltração”. Procurado, o comando da PM informou que não há prazo para a conclusão das obras de revitalização e a reabertura do obelisco.
“É um descaso com o maior patrimônio do País aos heróis de 32, criticou RANDOLPHO MARQUES LOBATO, 72 anos, filho do ex-combatente que estará no desfile amanhã em comemoração ao 8 de Julho.
As pessoas que trabalham com o TENENTE PM FORNER ligam para minha casa, logo pela manhã, para acertarem detalhes da solenidade de amanhã. Não consigo digitalizar muita coisa no computador, face os telefonemas que estão acontecendo. Converso, via fone, com LUCIANA, do programa do JÔ. Trata-se de uma possível participação do GINO e de OSVALDO DIANA nesse programa. A data prevista é de 21 de julho. Mas vai depender da condução dos veteranos.
JUSSARA, do DIÁRIO DE SÃO PAULO, durante um bom tempo entrevista o GINO para uma matéria que deverá sair amanhã nesse jornal. Um outro repórter, de CAMPINAS, pede detalhes da Revolução Constitucionalista. Nossa funcionária MARINEI se desdobra com problemas de diplomas e ofícios de outorgas de Medalhas. Tudo isso está muito confuso. Os prazos não são obedecidos, chega muita coisa errada, e o povo deve estar julgando a Sociedade como sendo uma grande bagunça.



Fico até tarde na Sociedade, aguardando o horário de ir para a OAB, a fim de assistir a palestra de HERNÂNI DONATO – AMPLITUDE NACIONAL DO 9 DE JULHO. Por volta das 18:15 horas, bate na porta da Sociedade o CORONEL PM Ref EDUARDO MONTEIRO. Vem ele entregar um molho de chaves que levou ontem, por engano, da mesa da MARINEI. Isso causou um dissabor muito grande quando a funcionária pensou que esquecera a chave na porta de entrada do MMDC e algum malandro a teria levado. Chegou a trocar o “segredo” da fechadura. O CORONEL PM MONTEIRO pede mil perdões pelo erro cometido. Ele vai também à OAB.
Uma outra noite memorável para nós. Ali, num ambiente saudável, também se comemoram os 76 anos da Revolução Constitucionalista. Na mesa de trabalhos está na presidência o advogado MARCOS LESSA. Ele representa o doutor FÁBIO MARCOS BERNARDES TROMBETTI, que não pôde comparecer por ter operado a catarata de uma das vistas.
Doutor HERNÂNI DONATO é presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; eleito para a Academia Paulista de Letras, Academia Paulista de História, Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes, Academia Luso-Brasileira de Letras/RS, Academia de Letras do Brasil/Brasília, Academia Sul-Matogrossense de Letras, Academia Santista de Letras, Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil e Academia de História Militar Terrestre do Brasil; Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, AL, MG, RS, RJ, PEN CENTER SÃO PAULO e Sociedade Geográfica Brasileira; autor de diversas obras.
ROMAGNOLI, JANAÍNA, CANAVÓ, GINO, DONA DINORÁH, ALDO STRUFFALDI, doutora MARIA LÚCIA CAMARGO, poetiza FRANCES DE AZEVEDO, doutor RUI, doutor IVO MILANI e muita gente conhecida, vão escutar os ensinamentos do Professor HERNÃNI DONATO, um dos maiores conhecedores da EPOPÉIA DE 32. Esse evento vai até mais de 22 horas.
O CORONEL MONTEIRO leva-me em seu carro até a estação ARMÊNIA. Ele irá comandar o desfile da Cavalaria, amanhã, no IBIRAPUERA, nas festividades do 76º Aniversário da Revolução Constitucionalista. Chego em casa depois das 23 horas.   

Uma bronca do técnico MANO MENEZES fez o CORINTHIANS acordar no intervalo e golear o MARÍLIA. O primeiro tempo terminou com vitória corintiana por 1 a 0, depois de perder gols e dar fôlego ao MAC, que ameaçou no finalzinho. O CORINTHIANS venceu pelo placar elástico de 5 a 0.

Um soldado da Polícia Militar foi indiciado hoje como o único responsável pelo assassinato do CORONEL PM JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES, 48 anos, comandante do policiamento na zona norte de SÃO PAULO, em 16 de janeiro. O PM PASCOAL DOS SANTOS LIMA, 32 anos, conhecido como “MONSTRO”, também é suspeito de outras 16 mortes, segundo a policial. O suspeito matou o oficial devido à investigações e punições a PMs envolvidos em assassinatos na zona norte. Na época do crime, LIMA era alvo de investigações e havia sido afastado da Força Tática do 18º Batalhão para fazer serviços burocráticos no 43º Batalhão. Ele teria agido sem premeditação. 

O ex-prefeito de São Paulo, CELSO PITTA, foi preso no início da manhã de hoje em sua casa nos JARDINS, na zona oeste da capital, por envolvimento em um mega esquema de fraudes financeiras e desvio de recursos públicos. Ele recebeu a voz de prisão ainda de pijama.
Segundo o Ministério Público Federal, o ex-prefeito usava os serviços ilegais do mega investidor NAJI NAHAS, também preso, para receber no Brasil dinheiro de contas bancárias no exterior. “O CELSO PITTA é um grande cliente desse doleiro, que é o NAJI NAHAS”, disse o procurador RODRIGO DE GRANDIS. O valor depositado em contas de PITTA no exterior pode ser proveniente de recursos desviados dos cofres da Prefeitura da capital entre 1997 e 2000.

Bandidos perseguiram e balearam o advogado PAULO DEIVES DE QUEIROZ, de 43 anos, em plena tarde, na Rua BRIGADEIRO TOBIAS, no centro da cidade. O crime aconteceu a poucos metros da sede da Polícia Civil do Estado e do DHPP. Câmeras de segurança gravaram o corre-corre de populares. Os criminosos fugiram em um FIESTA preto. Até a noite o advogado seguia internado em estado grave, ainda com risco de vida.

O juiz DAVID CAPELATTO, do Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária da Capital, negou hoje o pedido de liberdade provisória para o ex-polegar RAFAEL ILHA ALVES PEREIRA, de 35 anos. Ele é acusado de tentar seqüestrar a estudante de Direito KARINA SOUZA DA COSTA, 28 anos, no dia 1º de julho. RAFAEL alega que foi fazer uma abordagem para internar KARINA após receber um pedido do ex-marido dela, que dizia que a estudante era viciada em drogas.

Apesar de as imagens de uma câmera de segurança de um prédio e de depoimentos informais de moradores apontarem que o cabo WILLIAM DE PAULA e o soldado ELIAS GONÇALVES DA COSTA NETO atiraram intencionalmente no carro da advogada ALESSANDRA SOARES, os PMs mantiveram hoje a versão de que o veículo foi atingido no fogo cruzado com bandidos na Rua GENERAL ESPÍRITO SANTO CARDOSO, na TIJUCA. Em depoimentos tomados na sindicância interna, instaurada pela PM para averiguar as circunstâncias da ação que resultou na morte de JOÃO ROBERTO SOARES, de 3 anos, os policiais sustentaram que os bandidos pararam o FIAT STILO preto que usavam atrás do PÁLIO WEENKEND cinza da advogada. Segundo o Comandante do 6º BPM, TENENTE-CORONEL PM RUY LOURY, os soldados reconheceram que “houve uma m...muito grande, injustificável”.

O banqueiro DANIEL DANTAS tentou escapar da OPERAÇÃO SATIAGRAHA oferecendo um milhão de dólares aos policiais federais que o investigavam. A estratégia do controlador do GRUPO OPORTUNITY era fazer com que a Polícia Federal excluísse ele, seu filho e sua irmã do inquérito sobre fraudes e lavagem de dinheiro. O suborno também serviria para que a PF abrisse investigação diretamente contra o empresário LUÍS ROBERTO DEMARCO, ex-sócio de DANTAS, hoje seu rival. As revelações foram feitas pelo delegado federal PROTÓGENES QUEIROZ.

A ex-candidata à Presidência da COLÔMBIA, INGRID BETANCOURT, admitiu hoje, na FRANÇA, que a pedido de sua família desistiu de voltar rapidamente a seus país para participar de uma marcha pelo fim do conflito colombiano, por temer por sua segurança. “Estou preocupada pelo seguinte: antes de minha libertação, houve outras libertações, como a do (ex-senador) LUÍS ELÁDIO PÉREZ”, disse INGRID ao “ESTADO”.

MENSAGEM QUE ME FOI MANDADA PELO JOSÉ D´AMICO:
Acabo de ver a chamada , pela TV Assembléia, da transmissão, ao vivo, do glorioso Desfile de Nove de Julho, pela primeira vez, desde sua fundação, quase dez anos atrás!
É a vitória conjunta da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial de São Paulo, da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC e do Centro de Memória Eleitoral do TRE-SP.
Gostaria de recordar que nossa petição foi protocolizada no Gabinete da Assembléia Legislativa no último dia 17 de maio, quanto faltavam menos de duas semanas para o encerramento dos trabalhos legislativos do primeiro semestre.
Quantos êxitos se acumulam de 2007 para cá na ação conjunta dessas entidades engajadas na luta pela memória democrática paulista e sua preservação para as novas gerações: Copa Heróis de 32 de Futebol Profissional, Placa "Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista de 1932", Comemoração da Juventude Constitucionalista no salão nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e, agora, a transmissão para mais de 60 municípios de São Paulo (e no ano que vem serão os 645, mercê do sinal digital), do absolutamente cívico desfile matinal do dia 9.
Eis a vitória da cidadania pelas entidades que tanto zelam por ela !
(essa vitória é dele, pois rascunhou o documento, transformamos em ofício endereçado ao Presidente da Assembléia Legislativa. Ele mesmo levou e protocolou o ofício na Assembléia).

No caderno “CIDADES” do jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO:
OBELISCO: 28 ANOS DE GOTEIRAS PERTO DO FIM.
Obra que elimina infiltração será concluída no fim do mês. Próximo passo é recuperação da câmara que abriga os restos mortais dos combatentes de 32.
A infiltração de água que há pelo menos 28 anos invade a câmara mortuária do Monumento do Soldado Constitucionalista de 1932, o Obelisco do IBIRAPUERA, poderá ser resolvida no próximo dia 30. Pelo menos é o que garantem a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e a Polícia Militar do Estado de São Paulo (responsável pelo gerenciamento da recuperação do Obelisco) às vésperas de mais um 9 de julho e das homenagens aos combatentes paulistas que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932, contra GETÚLIO VARGAS. O Obelisco guarda as cinzas e os ossos de 758 combatentes.
De acordo com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a instalação de uma manta que promete acabar com a infiltração de água na câmara mortuária abaixo do Obelisco está atrasada. Inicialmente, deveria ser entregue amanhã, mas as chuvas provocaram o atraso na obra e mudaram o cronograma de conclusão para o dia 30. “Mesmo assim, é um alívio depois de tantas promessas de restauração”, disse o secretário da sociedade de veteranos, Coronel Mário Ventura.
O fim da infiltração encerra a primeira fase de restauração do Obelisco. A próxima será a recuperação da câmara, que sofreu com a invasão das águas e dos cupins. A entidade tem pressa na reabertura do mausoléu para o público, mas a PM informou que ainda não há previsão de liberação do monumento para visitas.
O primeiro registro da presença de infiltração de água no mausoléu é datado de 1981 – onze anos depois da conclusão do Obelisco que, mesmo inacabado, foi inaugurado no dia 9 de julho de 1955. Houve algumas tentativas de parcerias promovidas pela Sociedade, antiga responsável pelo monumento, mas que nunca saíram do papel. A mais recente foi em 2006, após a assinatura de um convênio entre a Prefeitura, o governo do Estado e a Sociedade de Veteranos. O custo estimado do restauro foi avaliado em R$ 5 milhões, que seriam captados junto a empresas privadas por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
Pelo acordo, a Prefeitura é responsável pelo projeto paisagístico, ajardinamento, limpeza e segurança na praça. Ao Estado, pelo acordo, cabe a tarefa de cuidar do monumento e a vigilância do local.
Após a comemoração de 9 de Julho, amanhã, a PM e a Sociedade dos Veteranos devem colocar em pauta a discussão para a construção de uma sala anexa à câmara mortuária sob o Obelisco. A nova câmara teria capacidade para abrigar aproximadamente 500 restos mortais de outros ex-combatentes que, atualmente, estão espalhados no Estado. “O projeto é importante, mas precisamos conversar com os órgãos de preservação do patrimônio histórico. Afinal, o Obelisco é tombado”, salientou o coronel Ventura. Hoje, o mausoléu abriga 758 soldados, mas na celebração de amanhã receberá onze restos mortais de outros combatentes. Para 2009, já está garantido o traslado de mais 11 soldados que combateram no front.

2 009      :       -      QUARTA-FEIRA
A Associação dos Professores Eméritos e a Associação dos Antigos Alunos da FMUSP, tem a honra de convidá-lo para a solenidade em homenagem aos ex-alunos e Professores desta Casa que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932 e das Guerras Mundiais (1914/1918 e 1939/1945)
DATA: 08 DE JULHO DE 2009 
HORÁRIO: 10:00 horas
LOCAL: Sala da Congregação da FMSP – Av REBOUÇAS, 381 – 4º andar.
Em seguida visita ao monumento em memória da Revolução de 1932.

O Chefe da 14ª Circunscrição de Serviço Militar, TENENTE-CORONEL GILMAR ANTÔNIO DE LIMA RIBEIRO, tem a honra de convidar V. Sª e digníssima família para participar da solenidade comemorativa do 63º aniversário de criação desta Organização Militar.
DATA: 8 DE JULHO DE 2009
HORA: 10:30
LOCAL: 14ª CSM
A véspera do 9 de julho é muito trabalhosa. Não vou até PIRITUBA nesta manhã. O Centro de Formação de Soldados comemorará o 77º Aniversário da Revolução Constitucionalista nesta manhã, inclusive com a encenação do que aconteceu na noite de 23 de maio, como já fizeram em outros anos. O GINO e o MENDES estarão presentes nessa solenidade. Serão condecoradas com a Medalha MMDC as seguintes autoridades: DOUTORA ANDREA CATARINA PELIZARI PINTO – SUBPREFEITA DE PIRITUBA; GILBERTO MARINHO – Gerente de Logística do Sindicato dos Comerciários de São Paulo; ISABEL KAUSZ DOS REIS – Diretora de Projetos e Eventos do Sindicato dos Comerciários de São Paulo; TENENTE-CORONEL PM JOÃO BATISTA DE CAMARGO JÚNIOR – Cmt da Escola de Soldados do CFSds; MAJOR Fem PM TÂNIA MARA SATURI BORGES LIMA – Diretora de Ensino; MAJOR PM ORLANDO PEREIRA DE LIMA – SCmt da Escola de Formação de Soldados; CAPITÃO QAOPM RUBENS MARTINS FRANCO JÚNIOR; CAPITÃO PM HILÁRIO MARCELO GARRIDO SILVESTRE; CAPITÃO PM CARLOS EDUARDO DE JESUS GOMES DA SILVA; 1º TENENTE PM MÁRCIO ZEFERINO DE PAULA; 1º TENENTE PM RUBERVAL ANTÔNIO DE SOUZA; 1º TENENTE QAOPM JOSÉ MARCOS DE OLIVEIRA; 1º TENENTE PM  ELIÉVERSON DE LIMA; 1º TENENTE QAOPM PAULO JOSÉ DE MORAES; 2º TENENTE PM ANTÔNIO MARTINHO NETO; 2º TENENTE QAOPM AILTON ANTÔNIO DA SILVA; 2º TENENTE Fem PM ANA CAROLINA LARA CAMPOS DORINI DOS SANTOS; SUBTENENTE PM VANDERLEI APARECIDO FLORÊNCIO RIBEIRO; 1º SARGENTO PM REINALDO ALBINO; 1º SARGENTO PM MÁRCIO CÉSAR RAMOS GIMENEZ; 2º SARGENTO Fem PMJUCILENE DA SILVA; 2º SARGENTO PM RONALDO DE ASSIS SEVERIANO; 2º SARGENTO PM TEDDY RALF SOUZA COSTA; 3º SARGENTO PM PAULO ROGÉRIO BONILHA; 3º SARGENTO PM JUSCELINO ESTEVAM FERNANDES; CABO Fem PM ADRIANA APARECIDA SILVA DOS SANTOS; CABO Fem PM ADRIANA APARECIDA SILVA DOS SANTOS. SOLDADO PM MÁRCIO TADASHI TAKAKURA.
Recebem a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA: CAPITÃO PM JOSÉ CARLOS NASCIMENTO DOS SANTOS; CAPITÃO PM LUÍS ÉDSON GONÇALVES; CAPITÃO QAOPM JÚLIO ALBERTO SANTOS DIAS ANTUNES; 1º SARGENTO PMJOSÉ MARIA ALVES e 1º SARGENTO PM SEBASTIÃO DONIZETE RAIME FAIANI.
Prefiro acertar certas dúvidas com relação às urnas e sanar a dúvida de quem proferirá a “ORAÇÃO ANTE A ÚLTIMA TRINCHEIRA”, pois o poeta PAULO BOMFIM não está em condições de declamar a famosa poesia de GUILHERME DE ALMEIDA, tão logo cheguem as urnas com os restos mortais dos dez combatentes que serão imortalizados amanhã. Faço ligações para a 5ª Seção de Estado Maior e converso com o TENENTE PM CABRAL sobre esse assunto.
Somente vou sair de casa por volta das 11:40 horas. Quando chego à Sociedade Veteranos de 32-MMDC vou verificar que as urnas trazidas do Monumento Mausoléu estão sujas, emboloradas, num profundo descaso por parte dos PMs que ali trabalham. E o pior é que os invólucros, com as cinzas dos onze heróis que foram imortalizados no ano passado ainda estão dentro dessas urnas. MARINEI colocou todos eles numa urna e mandou levar de volta para o Monumento Mausoléu. Inquirido a respeito, o PM MÁRIO, de serviço no Obelisco apenas diz que está trabalhando nessa função há dois dias e nada sabe e nem foi instruído de como proceder.
Nesta tarde atendemos muita gente, associados ou não, que querem saber notícias do que irá acontecer amanhã, principalmente o Senhor JOSÉ FARIA DA SILVA, nosso velho amigo, que se oferece para ajudar. Ele é funcionário aposentado da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, desde 11 de maio de 1989. JOSÉ FARIA nasceu em 9 de abril de 1932.
VALDIR PERVELHO quer saber de notícias para colocar no site do “TIRA”. Ele procura matéria para municiar seu site. Por volta das 15 horas o SARGENTO PM BARBOSA vem buscar as dez urnas para levar para o Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, onde receberão a vigília de parentes.
LÍRIA, do jornal “AGORA”, procura informações do que irá acontecer amanhã no IBIRAPUERA.
Uma repórter do “ESTADO” – MÔNICA - faz inúmeras perguntas pelo telefone. Permaneço até tarde na Sociedade. Atendo emissários do CORONEL PM PAES DE LIRA que vieram buscar as credenciais para a solenidade de amanhã no IBIRAPUERA. Antes, o CORONEL PM MENDES, sempre no GRANDE ORIENTE, combina comigo o horário em que iremos para o IBIRAPUERA. Encontraremos no lugar do costume, na ARMÊNIA, às 7:30 horas.
Ainda nesta noite procuro trabalhar no computador. O CLÓVIS ANDRÉ BISPO “inunda” o meu correio eletrônico com imagens que ele tirou na Faculdade de Medicina, hoje pela manhã, onde o PEDRO PAULO PENNA TRINDADE representou o Presidente. Também a advogada MARIA LÚCIA CAMARGO ali compareceu e aparece em várias fotos. São muitas e, além delas, o CLÓVIS também encaminha as que ele tirou na Assembléia Geral Eleitoral. Ele gosta de fotografar e, com isso, eterniza os eventos.

Não foi apenas uma vitória num clássico nacional, pois o CORINTHIANS não só bateu o FLUMINENSE por 4 a 2, no PACAEMBU em festa pela conquista da COPA DO BRASIL e pela volta do volante EDU, como deu grande salto na tabela, passando a roçar o G-4. E mais: com direito a três gols de RONALDO, três lances distintos e belos, e outro de DENTINHO, fruto de vertiginosa troca de passes.
Tudo isso diante de um FLUMINENSE que jogou muito bem, melhor até do que o CORINTHIANS na maior parte do jogo, sobretudo no segundo tempo, quando, perdendo por 3 a 0, reagiu, fez 3 a 2 e só não chegou ao empate por causa da expulsão de FRED.
Enquanto isso, o CRUZEIRO resistiu ao ESTUDIANTES, em LA PLATA, graças à extraordinária fase do goleiro FÁBIO, que fez quatro defesas incríveis, por baixo. É a LIBERTADORES ganhando tons azulados.  

A Fundação JOSÉ SARNEY – entidade privada instituída pelo presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, para manter um museu com o acervo do período em que foi presidente da República – desviou para empresas fantasmas e outras da família do próprio senador dinheiro da PETROBRÁS repassado em forma de patrocínio para um projeto cultural que nunca saiu do papel.
Desde que a Fundação foi criada, em 1990, o senador JOSÉ SARNEY destacou um velho amigo, o advogado JOSÉ CARLOS SOUZA SILVA, para tocar o museu. É ele que assina os documentos enviados ao Ministério da Cultura para pedir o patrocínio e, depois, os relatórios destinados a justificar como foi gasto o dinheiro.

O governo não conseguiu convencer a bancada do PT no Senado a declarar apoio ao presidente da Casa, JOSÉ SARNEY, acusado de beneficiar parentes e aliados por meio de atos secretos. Na quarta-reunião para resolver o imbróglio, os senadores petistas reafirmaram a “sugestão” para SARNEY se licenciar temporariamente, “num gesto de grandeza e de garantia à credibilidade das investigações”, mas não moverão uma palha para tirá-lo do cargo, admitindo que o afastamento é uma decisão unilateral. Foi, na prática, uma tentativa de marcar posição, seis dias após o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ter atuado com mão de ferro para enquadrar a bancada.

Pela primeira vez desde o final da GUERRILHA DO ARAGUAIA, em 1975, o Exército abre amanhã uma base militar em atividade para o reconhecimento de locais de sepultamento de ossadas de integrantes do movimento de resistência à ditadura militar ocorrido no sul do PARÁ. Com apoio dos próprios militares, uma equipe de legistas estará amanhã na Base de Treinamento CABO ROSA, a cerca de dez quilômetros do centro de MARABÁ. A expedição é a primeira de uma série que vai se espalhar por 15 pontos da região do ARAGUAIA definidos hoje.

Foi condenado a 29 anos de prisão, em regime fechado, o ex-médico MARCELO CARON, acusado de ter causado a morte de duas mulheres por complicações após cirurgias de lipoaspiração, em 2002, no DISTRITO FEDERAL. CARON também cumprirá um ano em regime aberto, por exercício ilegal da profissão. Ele pode recorrer e aguardar em liberdade.

O padre JUSCELINO DE OLIVEIRA, de 40 anos, foi condenado a 12 anos de reclusão, em regime fechado, acusado de abuso sexual de uma menina que tinha 10 anos, em FRANCA. O crime ocorreu no início de 2006. O padre integrava a Diocese de SANTO AMARO, na capital paulista, e visitava a mãe em FRANCA. Um hábeas corpus permite que o pároco recorra em liberdade.

O ex-sargento da Polícia Militar CLAUDEMIR MACÁRIO DOS SANTOS, de 57 anos, recebeu dez mil reais para contratar os dois assassinos da psicóloga e ex-professora da Universidade Federal de São Paulo, RENATA NOVAES PINTO. O crime aconteceu no dia 6 de novembro de 2008, na VILA MADALENA, zona oeste. Além do ex-PM, estão presos outros três homens acusados de participar do crime. O mandante ainda é desconhecido.
O delegado da 3ª Seccional, JORGE CARRASCO, assegurou que o crime foi encomendado e está relacionado ao consultório da vítima. Trata-se da mesma hipótese cogitada inicialmente, porém envolvendo um segundo casal.
A detenção do piloto da moto usada no crime, CLAUDEMIR ROSSI MARQUES, no último dia 29, desencadeou a prisão dos outros três homens: além do ex-sargento da PM, o açougueiro JOÃO NILTON DA SILVA MOREIRA e o comerciante JOSÉ NEUDES RODRIGUES DO PRADO, ambos de 32 anos.

O diretor de Marketing da empresa DELL, FERNANDO FERRO ANTUNES DE SIGUEIRA, de 38 anos, foi assassinado por dois motoqueiros que se passaram por entregadores de pizza, ontem à noite, no MORUMBI, na zona sul. A polícia acredita que se trata de latrocínio. Mas não descarta nenhuma hipótese.
O crime aconteceu às 21:30 horas, na Rua ADALÍVIA DE TOLEDO, a poucos quarteirões do prédio onde a vítima morava com a mulher e as duas filhas, de 2 e 4 anos.

No terceiro dia de violência na Província de XINJIANG, PEQUIM enviou milhares de novos soldados à cidade de URUMQI, centro dos distúrbios. Um funcionário do governo local ameaçou punir com a pena de morte os responsáveis pelas 156 mortes já registradas. Hoje, a mais importante associação de uigures no exílio afirmou que o total de vítimas, na verdade, chega a 800. LI ZHI, do Partido Comunista de XINJIANG, garantiu que “aqueles que cometeram atos cruéis serão executados”. Segundo ele, muitas pessoas foram presas sob suspeita de incitar a violência, entre elas vários estudantes. O funcionário, porém, não revelou números oficiais sobre os detidos.

O presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, atacou hoje duramente o presidente autoproclamado, ROBERTO MICHELETTI, um dia antes de os dois se reunirem em SAN JOSÉ, capital da COSTA RICA, num encontro que será mediado pelo presidente costa-riquenho, OSCAR ARIAS.

A polícia da CALIFÓRNIA divulgou o atestado de óbito de MICHAEL JACKSON. Como os exames toxicológicos ainda não foram concluídos, no campo reservado para a causa da morte está a palavra “adiada”. O cérebro do cantor, ou parte dele, ainda está em poder dos legistas. É possível que a família de MICHAEL esteja esperando a devolução do órgão para sepultar o corpo do astro. Depois da homenagem de ontem no STAPLES CENTER, o caixão com o cadáver de JACKSON foi levado a um local não revelado. Ainda não se sabe quando e onde ele será sepultado, ou se será cremado. 

2 010      :       -   QUINTA-FEIRA
Faleceu o MAJOR PM Ref HIDDEKEL BETTONE DA SILVA. Foi o editor do então CORPM no período de 1978 a 1989, quando transferiu residência para a cidade de SANTOS. Nasceu em 13 de março de 1929. Entrou para a antiga GUARDA CIVIL em 1º de abril de 1953. Foi promovido a subinspetor em 22 de outubro de 1962; Inspetor em 21 de abril de 1968. Foi apostilado 1º TENENTE da Polícia Militar em 9 de abril de 1970. Sua promoção da CAPITÃO data de 15 de dezembro de 1975.  Passou para a reserva em maio de 1976 como major.

Uma viatura da Escola Superior de Soldados (PÍRITUBA) vem me buscar por volta das 6 horas, a fim de me levar até o local onde teremos uma solenidade alusiva ao 78º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932.
Sou esperado pelo Comandante CORONEL PM ANTÔNIO CÉSAR CARDOSO e seus oficiais. Entre eles o nosso tesoureiro do MMDC, TENENTE-CORONEL PM LUIZ FLÁVIO CODELO NASCIMENTO. Tomamos um café antes do início do evento. Está conosco o Comandante da Base Aérea e sua senhora.
Com o toque do HINO NACIONAL começa a solenidade. O CORONEL PM CÉSAR surpreende-me ao me convidar para passar em revista à tropa formada. Não só é uma grande honra, como também é algo que me faz retornar aos tempos em que comandava tropa.
Logo em seguida mais um grande teste para o velho coração. Fico em posição de destaque para a apresentação simulada do que aconteceu em 32 de maio. Uma turba violenta, com faixas contra Getúlio e a favor da constituição, adentra o local onde se realiza a comemoração do 78º Aniversário da Revolução. De repente, uma rajada de metralhadora e tombam mortos MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO. Pessoas choram pela morte dos jovens. Num momento de muita emoção, um a um, em espírito, eles se levantam e se apresentam para integrar o Exército Constitucionalista. Um pelotão com a farda de 32 os recebe. Duas alas de alunos soldados se unem a esse pelotão e a tropa desfila perante aquele que representa a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
São entregues medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC:
MEDALHA MMDC
CORONEL PM ANTONIO CÉSAR CARDOSO
Maj Aviador SÉRGIO HENRIQUE GONÇALVES
Cap PM EDSON PEREIRA CALDAS
Cap PM EDUARDO CIMINO CARVALHO JUNIOR
1º Ten PM ADRIÃO PEREIRA DE SOUZA JUNIOR
1º Ten PM ANTONIO MARTINHO NETO
2º ten PM QAO ANTONIO APARECIDO ALVES DA CUNHA
1º Sgt PM DORIVAL JOSÉ DA SILVA
1º Sgt PM MÁRCIO CÉSAR RAMOS GIMENEZ
2º Sgt PM CLÉLIA REGINA AZEVEDO MEDEIROS
1º Sgt PM JAIME FRANCISCO MOREIRA
2º Sgt PM DENILSON DA SILVA ROQUE
2º Sgt PM SANDRO HENRIQUE MARIANO DA SILVA
2º Sgt PM REGINALDO FREIRE BATISTA
3º Sgt PM WILSON DE SOUZA NOGUEIRA
Sd PM ARI PRAZERES DOS SANTOS
Sd PM CELSO JOSÉ DE OLIVEIRA
Sd PM SHEILA REGINA DOS ANJOS
Sd PM EDSON DE APOIM HIPÓLITO
Senhor ARI JESUS DE CAMARGO
Senhor JOÃO BATISTA DA SILVA FERRERA
PIRITUBA MEDALHA “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”
Cel Aviador CELSO DE ARAUJO
Major PM ORLANDO PEREIRA DE LIMA
Cap PM JOSÉ CARLOS NASCIMENTO DOS SANTOS
Cap PM SÉRGIO MAURO DE ALMEIDA
Cap PM HILÁRIO MARCELO GARRIDO SILVESTRE
Cap PM CLÁUDIO ALENCAR DORES
Cap PM JOSÉ EDUARDO HELFSTEIN
Cap PM JOSÉ RIBEIRO LEMOS JUNIOR
1º Ten PM GILMAR HEIDRICH
1º Ten PM MARCIO ZEFERINO DE PAULA
1º Ten PM CHRISTIANE FERREIRA BELON
Subten PM JOSÉ CARLOS RIELLO LOPES
2º Sgt PM JOSÉ MARIA ALVES
2º Sgt PM TEDDY RALF SOUZA COSTA
Sd PM PAULO ROGÉRIO BONILHA
PIRITUBA MEDALHA CONSTITUCIONALISTA
1º Ten PM FERDINANDO CORDOBA ANDREUCCI
1º Ten PM MARCOS JOSÉ ALBINO
1º Ten PM MICHEL GUARACIABA PINHEIRO
O CORONEL PM MENDES chega um pouco atrasado. Entre os oradores sou indicado para falar pelo MMDC. Relembro meus tempos de soldado, cito o fato de meu pai ter sido lavrador e pertencido também ao Movimento Constitucionalista. Termino meu discurso para concitar os alunos soldados a fazer uma carreira bonita na Polícia Militar.
Um magnífico desfile vai encerrar a solenidade. Conversamos com os convidados, tomamos um café com os oficiais da Escola Superior de Soldados e com o MENDES deixamos essa importante Unidade da PMESP.
O MENDES deixa-me na Sociedade. Tenho agora muito trabalho com os repórteres. Na tarde sou ajudado pela CAMILA GIUDICE, nossa Diretora de Comunicação Social. Recebo várias pessoas e somente depois das 19 horas é que consigo sair da Sociedade.

Pela manhã aconteceu o Seminário Sobre a Atualidade da Revolução Constitucionalista de 1932, no Espaço Sociocultural do Teatro CIEE. A Sociedade foi representada pelo nosso vice-presidente do Conselho Deliberativo PEDRO PAULO PENNA TRINDADE. A nossa Diretora de Comunicação Social também se fez presente.
O Hino Nacional foi entoado pelo Madrigal Sempre El Canto, sob a regência da maestrina REGINA KINJO.
Seguiu-se o pronunciamento do presidente do Conselho de Administração do CIEE e presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas, acadêmico RUY MARTINS ALTENFELDER SILVA.
Declamação de poemas sobre 1932 a cargo do membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Paulista de História, acadêmico PAULO BOMFIM.
Pronunciamento do CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, Comandante do Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sobre a contribuição da Polícia Militar à Revolução de 32.
Pronunciamento do reitor da Universidade de São Paulo, professor doutor JOÃO GRANDINO RODAS.
Palestra do acadêmico JORGE CALDEIRA, da Academia Paulista de Letras.
Homenagem à senhora CÁRBIA BOURROUL pela criação da biblioteca “Memorial 32 – Centro de Estudos JOSÉ CELESTINO BOURROUL”, no edifício sede do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo.
Entrega das medalhas comemorativas da Revolução Constitucionalista de 32 às personalidades agraciadas.
Encerramento e visita à exposição fotográfica de 32 no foyer do Teatro CIEE.
O Coordenador desse Seminário foi o acadêmico LUIZ GONZAGA BERTELLI, presidente executivo do CIEE e presidente da Academia Paulista de História.    

Magnífico trabalho do DOUGLAS NASCIMENTO em seu site SÃO PAULO ABANDONADA & ANTIGA:
A cidade de São Paulo está repleta de atrações culturais gratuitas durante o ano todo e nem todos os paulistanos aproveitam estas oportunidades. São peças de teatros, exposições fotográficas, museus, palestras e workshops dedicados aos mais variados e assuntos.
E existe na cidade de São Paulo alguns museus gratuitos especialmente destinados a Revolução de 1932. Todos eles espaços impecáveis, com acervos exclusivos e organizados com muito esmero pelos seus mantenedores. O blog São Paulo Abandonada & Antiga visitou e apresenta ao leitor três museus totalmente dedicados à Revolução Constitucionalista de 1932 que merecem uma visita, seja para conhecer um pouco mais sobre o acontecido ou seja para se aprofundar em suas pesquisas. Dois deles são tão próximos que podem ser visitados no mesmo dia! Vamos conhecê-los ?

Prezado Capitão Gino Struffaldi,
Recebi com muito orgulho o convite para participar do desfile comemorativo do 78º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, mas lamentavelmente por recomendações médicas não poderei participar pessoalmente.
Em respeito àqueles que me condecoraram Comandante Honorária do Exército Constitucionalista, pelo período de 09/07/2009 à 09/07/2010, estarei sendo representada pelo Professor Antonio Carlos Grandi, Conselheiro Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos, e que prontamente confirmou o seu aceite.
Fazendo votos de que esse importante evento seja coroado de brilhantismo, apresento expressões de minha alta estima e consideração.
Atenciosamente,
Dorina de Gouvêa Nowill
Comandante Honorária do Exército Constitucionalista
Presidente Emérita e Vitalícia da Fundação Dorina Nowill para Cegos

Os paulistas celebram nesta sexta-feira a Revolução Constitucionalista de 1932, conflito decisivo na história da política do Estado de São Paulo. O embate marca não apenas a oposição ao governo de Getúlio Vargas, mas a posterior promulgação da Constituição. Para uma família de Ribeirão Preto, a data representa mais do que uma comemoração ao 78º aniversário da revolução. É a possibilidade de relembrar a história de antepassados. No caso do empresário Rui Flávio Chúfalo Guião, ele encontrou há seis meses um álbum de fotografia que retrata a participação do pai, João Palma Guião, na revolução, cujo conflito armado ocorreu entre julho e outubro de 1932. O pai de Rui tinha 32 anos quando foi para São Paulo, com outros ribeirão-pretanos, para defender os interesses da população. O ex-combatente faleceu em 1986, aos 86 anos, mas deixou para a família e para os amigos lições de civilidade. "O meu pai dizia que a manifestação popular de 1932 foi de muita ousadia. Uma ‘guerra’ perdida no primeiro instante, mas que levou à conquista logo na sequência da Constituição, em 1934", afirma o empresário. De acordo com ele, trata-se de um sinal de que o sangue paulista não foi derramado em vão.
Na última quinta-feira, o 31º Batalhão da Polícia Militar do Interior, realizou em Ourinhos, uma solenidade alusiva ao 78º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. O evento contou com a presença da vice-prefeita Belkis Gonçalves Fernandes; do tenente do Corpo de Bombeiros, Almir Aguiar Dias; tenente Gilberto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE); prefeito de Canitar, Arceu Batista; tenente coronel, Daniel Antonio Cinto, representantes do Tiro de Guerra e outras autoridades.
O cerimonial, que ocorreu no final da tarde do dia 08, teve o Hino Nacional executado pelos alunos da Escola Municipal de Música sob regência do maestro Wilson Pereira. Em seguida o comandante do Batalhão, José Nelson Venâncio ressaltou as conquistas do povo paulista após a revolução de 09 de julho de 1932.
Belkis frisou que o papel dos PMs é fundamental para a segurança do povo ourinhense e ressaltou "Os heróis de hoje comemoram os heróis de ontem".
Durante a comemoração, policiais receberam as medalhas de mérito pessoal em 1º Grau sendo eles: 2º Sgt Aparecido Felipe da Silva; em 3º Grau: o Cb Luiz Roberto da Silva, Sd Emerson Alves Moraes, Sd Marcos Aleir Bernini, Sd Marcos Donizetti Guilhermoni e o Sd Carlos Augusto Gabriel; em 4º Grau: o Cb Everaldo Henrique Rolli, Sd Fernando César da Silva e o Sd Fabrício José Rosa e em 5º Grau: Sd Ludimila da Silva Jardim.
As Medalhas Valor Militar em Grau Prata, por mais de 20 anos de serviços prestados à Polícia Militar do Estado de São Paulo, foram concedidas: ao 1º ten. Gilson Noveli, subten. Luiz Carlos Romão Arruda, 1º Sgto. Alberto Cecílio Marques, 1º Sgto. Mário Cezar Marcon, 1º Sgto. Rogério Martins de Oliveira, 1º Sgto. João Carlos Ramos, Cb. Edson Luis de Paula, Cb. Denise Nunes Louzada Dias de Moraes e à Cb. Maria Cristina de Oliveira.
Faleceu MARIA OLÍVIA DA SILVA. Afirmava ter nascido em VARSÓVIA, na POLÔNIA, e teria vindo para o BRASIL com 3 anos. Vivia em ASTORGA, no norte do PARANÁ, a cerca de 400 quilômetros de CURITIBA. Vaidosa, gostava de se perfumar e estar rodeada de pessoas. Tinha 130 anos – isto é, era o que se dizia. Nem os próprios filhos entravam em acordo. O adotiva acreditava na versão de que ela nasceu em 1880. Já um dos biológicos achava que ela tinha 94 anos. A idade nunca pode ser comprovada porque seus documentos originais se perderam em um incêndio da década de 1960. Ela seria considerada a mulher mais velha do mundo, mas, pela falta de registro, nunca foi reconhecida pelo GUINNESS BOOK.   

O Diário Oficial de hoje publica transferência para a reserva dos CORONÉIS PM HENRIQUE GRION JÚNIOR (do CPA/M-5) e IZAUL SEGALLA JÚNIOR (CBI) e do TENENTE-CORONEL PM PAULO ARCANJO DA CRUZ, Comandante do 2° BPMI.

O presidente da República em exercício, JOSÉ ALENCAR, continua internado no Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO. Na quarta-feira,depois de se submeter a mais uma sessão de quimioterapia, ALENCAR apresentou quadro de hipertensão. Conforme boletim médico divulgado nesta tarde, seu estado de saúde é estável. ALENCAR está sendo submetido a exames. A equipe médica que o acompanha é coordenada pelos médicos ROBERTO KALIL FILHO e PAULO HOFF. Em pouco mais de nove semanas, esta é a segunda vez que ALENCAR tem de ser internado por causa dos efeitos colaterais do tratamento quimioterápico. Ele já havia passado pelo SÍRIO LIBANÊS entre os dias 27 e 28 de maio para tratar uma anemia e um quadro congestivo pulmonar. Ele trava uma batalha contra o câncer na região abdominal há 12 anos e já realizou 15 cirurgias.

A Igreja Católica cubana divulgou hoje a lista dos 5 presos políticos que seriam soltos imediatamente, precedendo a libertação de outros 47 prisioneiros de consciência, de acordo com o compromisso assumido na quarta-feira, dia 7 de julho, pelo líder RAÚL CASTRO com o cardeal de HAVANA, JAIME ORTEGA, e o chanceler espanhol, MIGUEL ÁNGEL MORATINOS. Horas antes, o jornalista dissidente GUILLERMO FARIÑAS anunciou o fim de sua greve de fome de mais de quatro meses para pedir a libertação de 25 presos políticos que estão doentes. Há 134 dias sem comer, FARIÑAS está num hospital onde recebe nutrição por sonda.    

2 011     :        -      SEXTA-FEIRA
Empossado no cargo de Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, tenho o compromisso de comparecer ao 22º BPMI – ITAPETININGA – juntamente com o CORONEL PM MENDES, a fim de condecorar dois veteranos de provecta idade – FRANCISCO VIEIRA TRINDADE e OSVALDO RAFAEL SANTIAGO. TRINDADE completará 100 anos em 9 de dezembro de 2012.
Por volta das 7 horas já estou no MMDC. O MENDES chega também cedo. Uma viatura do 22º BPMI, conduzida pelo PM JÚLIO, vem nos buscar. Fazemos uma viagem muito boa até ITAPETININGA. Somos recepcionados no batalhão pelo MAJOR PM MARCO ANTONIO. O comandante, TENENTE-CORONEL PM RAUL GALINDO, de férias, vem prestigiar essa cerimônia. O prefeito ROBERTO RAMALHO TAVARES preside a solenidade de entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA aos veteranos FRANCISCO VIERA TRINDADE e OSVALDO RAFAEL SANTIAGO. Também está conosco o Deputado Federal GUILHERME MUSSI. Conhecemos um pracinha das Forças Expedicionárias Brasileiras na 2ª Guerra Mundial, que lutou na ITÁLIA. Fica a promessa da construção de uma réplica do Monumento Mausoléu no 22º BPMI, bem como a criação de um núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em ITAPETININGA.
Deixamos a cidade um pouco mais cedo, não participando do coquetel, face compromissos que temos na tarde, junto a repórteres que marcaram um encontro conosco na Sociedade.
MENDES deixa-me no MMDC, já passando das 14 horas. Mais tarde sou entrevistado pela TV CÂMARA e dezenas de telefonemas preenchem-me o tempo até 19:30 horas. Percebo que não é fácil ser presidente. Não tenho tempo disponível para cuidar de meus papéis e nem de atualizar o que já está alguns dias atrasado.

Transferência para a reserva a pedido, deferindo nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 790509-2 Ricardo Andrioli - RPMon - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.493/11 - Pr. 18.888/11).
Indeferindo a promoção ao posto de Cel PM em virtude da vedação imposta aos oficiais pelo artigo 1º, parágrafo 3º da Lei Complementar 418/85 com redação alterada pelo artigo 2º da Lei Complementar 673/91, ao Ten Cel PM  790509-2 Ricardo Andrioli - RPMon, (Pr. 18.888/11).
RICARDO ANDRIOLI nasceu em 13 de janeiro de 1961. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1985; CAPITÃO – 25 de agosto de 1991. Não tenho a data de sua promoção a MAJOR. Foi promovido ao posto de TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2006.

Amigos
Esta OPM foi minha primeira Unidade. Cheguei aspira lá em 78.
Justa regularização do tradicional Batalhão Humaitá.
Comigo chegamos: Daniel, Toninho, Mané, Oscar (Deus o tem), Barbosa, Bitenca, Pinheiro e o Gonzo........
Creio que muita gente ficará contente com essa boa nova: Rosseto, Alexandre, Mele, Santinon, Valério, Nakinha, Fonseca, Batista, Mello Araujo, Pilmon, Beringhs, Pazzelli, Mendonça, Camargo, Calegari (GC), Vasconcellos, Caçapava, De Pieri, Paes de Lira, Guimarães, Suzano, Franco, Ishikawa......
Donizeti

DECRETO Nº 57.117, DE 8 DE JULHO DE 2011
Dá denominação ao 3º Batalhão de Polícia de Choque.
GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e tendo presente a Exposição de Motivos oferecida pelo Secretário da Segurança Pública,
Decreta 
Artigo 1º - O 3º Batalhão de Polícia de Choque, sediado no Município de São Paulo, passa a denominarse 3º Batalhão de Polícia de Choque - “Humaitá” (3º BPChq -”Humaitá”).
Artigo 2º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 8 de julho de 2011
GERALDO ALCKMIN
Antonio Ferreira Pinto
Secretário da Segurança Pública
Sidney Estanislau Beraldo
Secretário-Chefe da Casa Civil
Publicado na Casa Civil, aos 8 de julho de 2011.

O monumento em homenagem aos Heróis da Revolução Constitucionalista de 32, localizado em frente ao Cemitério da Saudade, deverá ser completamente restaurado até o dia 9 de Julho de 2012. Uma verba de R$ 100 mil destinada pelo Ministério do Turismo foi destinada para a recuperação do Mausoléu, onde estão enterrados os restos mortais dos campineiros que lutaram contra a ditadura do Governo Provisório de Vargas. Na tarde desta sexta-feira (8), véspera do 79º aniversário da Revolução e 76º aniversário do monumento, houve uma reunião na Serviços Técnicos Gerais (Setec) com a presidente da autarquia, Tereza Dóro para definir a operacionalização das obras de restauro e a articulação do gabinete do deputado federal Guilherme Campos - autor da emenda que vai destinar a verba - e da Prefeitura para o cumprimento dos prazos em relação à documentação e projetos. De acordo com Enide Penteado, da Secretaria Municipal de Turismo, a Secretaria vai desenvolver agora o projeto para o restauro do monumento. 'Nesse projeto vai constar o que será feito, como será feito e quanto vai custar. Ele passará pela aprovação da Caixa Econômica Federal e, sendo aprovado, será executado', explica. A Sociedade dos Veteranos também aprovou a iniciativa. 'Juntos com a Setec, lutávamos para reformar o monumento, mas a verba era sempre pouca. Agora, teremos a oportunidade de oferecer uma restauração completa e resgatar a história para que as crianças e a população de modo geral saibam o que foi a revolução e tenham lembranças dos guerreiros de 32' , afirma o capitão André Luiz, vice-presidente da Sociedade dos Veteranos. 'É um projeto importante pela participação que Campinas teve na revolução. É uma homenagem muito justa e esperamos que essa contribuição seja bem-vinda', afirma Campos. Em novembro do ano passado, o Correio denunciou o estado de abandono no qual se encontrava o patrimônio histórico da cidade. Por causa da falta de letras, que caíram com o tempo, era quase impossível identificar com clareza os 16 nomes dos campineiros que tombaram na Revolução Constitucionalista, menos ainda o poema escrito por Guilherme de Almeida. Aqueles que participaram do movimento ou que simplesmente se importam com a memória da cidade estavam tristes com o descaso. 'Ele precisa ser restaurado e quem deve cuidar é o poder público', afirmou na ocasião o veterano Paulo Barros Camargo, de 95 anos. Comemoração: A data será comemorada em Campinas pela Polícia Militar, às 10 horas da manhã de sábado (9), no mausoléu do soldado constitucionalista de 32, no portão principal do Cemitério da Saudade. O evento terá a presença de autoridades civis e militares de Campinas e Região, além do dispositivo formado por quatro pelotões de policiais militares, um pelotão de escoteiros e os veteranos campinenses de 32.
A revolução: Em três meses de conflito, durante a Revolução de 32, estima-se que milhares de brasileiros perderam a vida em defesa dos princípios democráticos e da soberania do povo brasileiro, materializada na Constituição. Do Exército Constitucionalista, participaram 9.000 homens da Força Pública - atual Polícia Militar - e 3.000 mil militares do Exército e da Marinha; a estes, se uniram dezenas de milhares de voluntários civis, chamados de soldados voluntários, que lutaram em prol de uma Constituição Federal democrática. Esta revolução aconteceu devido à instauração do governo provisório, comandado por Getúlio Vargas, que ao invés de atender aos anseios democráticos da Revolução de 1930, manteve-se no poder como um regime ditatorial.
Livro: A Solenidade da Revolução de 32 será marcada também pela distribuição de mil exemplares de um livro com a história de personalidades enterradas no Cemitério da Saudade. A obra traz o perfil de personagens da história de Campinas como Moisés Lucarelli, Orosimbo Maia e Mário Gatti, além de outros túmulos famosos com a devida localização. 'Temos um dos maiores museus do mundo com obras de arte ao ar livre que merece ser conhecido e valorizado. A nossa intenção é fazer mais exemplares para serem distribuídos nas escolas e trazer os estudantes para uma visita guiada', afirma Tereza Dóro, presidente da Setec.

Numa cerimônia simples, emocionante e muito organizada, como costuma ser, o CPI 10 celebrou na manhã desta sexta-feira (08), o 79º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. O soldado constitucionalista, Emílio Rodrigues, nos seus mais de 90 anos de idade, recebeu homenagens, e juntamente com o coronel Meira, homenagearam através de familiares, a memória dos companheiros de luta que já faleceram. A senhora Aparecida, viúva do ex-combatente, Dr. Augusto Simpliciano Barbosa, depositou coroa de flores no dispositivo que simbolizou o monumento do soldado constitucionalista. Tieza, única vereadora presente ao evento, acompanhou o Hino da Força Pública Paulista, fazendo coro com os militares e autoridades civis, que já serviram o Exército.
2 012    -         DOMINGO
Museu Tam celebra os 80 anos da Revolução de 1932 com exposição
O Museu Tam celebra neste domingo (8/7) o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Na ocasião, uma cerimônia será realizada a partir das 10h na área externa do museu, localizado em São Carlos (SP). Ela marca o início das comemorações e homenagens da instituição aos 80 anos do levante paulista. Constam na programação a apresentação da banda do Tiro de Guerra de São Carlos e o hasteamento das bandeiras do Brasil e do Estado de São Paulo. Em seguida, o Museu Tam promoverá em seu auditório uma palestra sobre o tema, com entrada gratuita. O palestrante será o coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda, diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar de São Paulo. “Decidimos prestar homenagem a todos os que dedicaram os seus melhores esforços e vidas durante este conflito. Além da cerimônia, vamos apresentar para o público os objetos da época da revolução e a nossa maior relíquia relacionada ao tema: um monomotor utilizado nos combates de 80 anos atrás”, afirma João Amaro, presidente do Museu Tam. A aeronave em questão é o Waco CSO, que foi inteiramente restaurado pelo Museu e novamente pintado nas cores originais de quando defendeu as tropas paulistas, em 1932. O exemplar integra o acervo da instituição desde 2006, cedido em comodato pela Fundação Santos Dumont. Durante a Revolução Constitucionalista, o Waco foi utilizado tanto pelo Governo Federal quanto pelas forças revolucionárias. Esse era o modelo dos aviões tomados pelos combatentes paulistas ao ocuparem o Campo de Marte, em São Paulo, e esteve presente em diversos combates durante o conflito. Além da exibição especial da aeronave a partir de domingo (8/7), o Museu vai expor durante toda a semana alguns objetos remanescentes da Revolução Constitucionalista. Destaque para capacetes, brasões, granadas e fuzis empregados nas batalhas. De acordo com João Amaro, este é apenas o primeiro evento que o Museu Tam promoverá para celebrar um acontecimento, sempre sob a perspectiva da aviação. “Preservamos histórias muito importantes aqui. Por isso, vamos abrir espaço para toda e qualquer realização em que o avião tenha sido um protagonista especial”, explica João Amaro.
JORNAL DA TARDE
OBELISCO VAI SER REFORMADO EM 2013
Monumento em homenagem aos heróis de 1932 passará pela primeira restauração de sua história; vai virar museu e terá visitas monitoradas.
Inaugurado oficialmente em 1955 e fechado para visitação há dez anos devido a problemas estruturais e uma briga judicial, o Obelisco do Ibirapuera, na zona sul da capital, deverá passar por sua primeira grande reforma no ano que vem. Um projeto de restauração deve ficar pronto em seis meses. Depois disso, devem começar as obras. O contrato com o escritório HELENA AYOUB SILVA & ARQUITETOS ASSOCIADOS, vencedor da licitação para fazer o projeto, será assinado amanhã, durante as comemorações de 80 anos da Revolução Constitucionalista. Se tudo correr dentro do planejado, o Monumento aos Heróis de 32 poderá voltar a receber visitantes em 2014. “A idéia é recuperar todo o monumento e trazer de volta o museu, para torná-lo um espaço similar ao que é hoje o Museu da Língua Portuguesa: com visitas monitoradas e exposições”, diz o MAJOR PM MARCEL SOFFNER, porta-voz da Polícia Militar (PM). A corporação é responsável pelo obelisco desde 25 de setembro de 2006. A reforma deve acabar com as infiltrações que provocam manchas avermelhadas nas paredes de mármore travertino da construção. Também deve eliminar cupins que apareceram nas caixas de madeira usadas durante a construção para sustentar o concreto. Os sistemas hidráulico e elétrico também devem ser revistos. Estão preservados no mausoléu, o prédio localizado abaixo do obelisco, ossos e cinzas de 798 combatentes da revolução – mais três corpos devem ser levados ao local amanhã. A cripta tem duas portas de bronze e mosaicos venezianos com desenhos que fazem referências à vida de Jesus Cristo e à cidade de São Paulo. No local, também estão os restos mortais dos estudantes Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, mortos em um confronto com tropas federais em 23 de maio de 1932. Suas iniciais (MMDC) batizaram o movimento. O Museu Maria Soldado, que ficava ao lado do mausoléu, foi fechado. As relíquias da revolução foram transferidas, em 2006, para o Colégio Santo Ivo, na LAPA, zona oeste.
Antes de passar para a PM, a administração do obelisco era compartilhada entre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e a Prefeitura, que chegaram a anunciar a reforma em 2004. A obra seria patrocinada por uma empresa de telefonia móvel que, em troca do investimento, cobriria o obelisco com painéis publicitários. Filha do escultor Galileo Emendabili, autor do monumento, a advogada Fiammetta Emendabili, hoje com 77 anos, entrou com uma ação na Justiça contra a exploração publicitária. Ela reclamou da forma como o trabalho era feito. Jatos de arenito foram usados para limpar as faces do obelisco, o que provocou buracos na superfície porosa. “Estavam manchando a história do meu pai”, diz Fiammetta. No processo, a Justiça parou a obra e exigiu que os anúncios fossem retirados. Em 2006, o então governador Cláudio Lembo afirmou que reservaria R$ 5 milhões para a reforma.  A PM investiu R$815 mil em obras de impermeabilização e captação de água, R$270 mil para rever o sistema elétrico e R$18 mil para colocar mastros em volta da praça. Outros R$7,8 mil foram gastos em limpeza e R$286 mil serão pagos ao escritório de arquitetura que fará o projeto de restauro.
OSSOS E CINZAS DE 798 COMBATENTES ESTÃO PRESERVADOS NO MAUSOLÉU DO OBELISCO.
Obeliscos são utilizados para marcar espaços ou lembrar feitos históricos desde os tempos do Antigo EGITO, segundo o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, JOSÉ EDUARDO DE ASSIS LEFÈVRE, que preside o órgão municipal de proteção ao patrimônio. “O Obelisco do Ibirapuera tem um significado muito relevante, a luta pela Constituição. É importante que ele permananeça em destaque na paisagem”.
FILHOS E NETOS DE VETERANOS TENTAM MANTER ASSOCIAÇÃO VIVA.
Quarenta e um combatentes da Revolução de 1932 estão vivos, segundo a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O grupo tem cerca de 300 associados, a maior parte é formada por filhos e netos dos veteranos. “São eles que vão tocar a sociedade daqui para a frente. A revolução já tem 80 anos. Alguns dos combatentes vivos já não têm mais tanta saúde”, afirma o CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, presidente da Associação. Amanhã, dois veteranos que têm 99 anos devem participar do desfile de 9 de Julho. Para manter a memória do movimento, VENTURA conta que a associação aderiu às redes sociais e pretende publicar um livro. “Ano passado, fizemos um jornal, o 32 EM MOVIMENTO, com histórias da revolução e depoimentos de alguns sobreviventes. Teve 12 exemplares, que foram para a Internet. Mas a idéia é reuni-los em um livro”. Sobre a reforma do Obelisco do Ibirapuera, o coronel lembra que as obras já poderiam ter começado. “Um patrimônio como esse não pode ficar tanto tempo fechado e sem cuidados”, afirma. Também chamada de Guerra Paulista, a Revolução Constitucionalista durou 87 dias. O conflito armado tinha o objetivo de derrubar o governo de Getúlio Vargas, que havia assumido dois anos antes, e pedir uma nova Constituição. Um novo conjunto de leis foi promulgado em 1934. Para comemorar o êxito político do movimento, foi organizado um concurso público para arquitetos e escultores criarem um monumento em homenagem à revolução. O escultor Galileo Emendabili ficou em primeiro lugar com o obelisco e em segundo com um projeto de arco do triunfo. Embora tenha sido inaugurado oficialmente em 9 de julho de 1955, o obelisco só ficou pronto em 1970. Todo o projeto de Emendabili faz referências ao número nove. O obelisco tem 72 metros de altura. Somando-se os dois números, dá nove. Se contar também o prédio do mausoléu, são 81 metros de altura, número cuja soma dos algarismos e a raiz quadrada é nove. Há nove degraus na entrada da cripta, que tem três grupos de três arcos. O comprimento da base do Obelisco tem 9 metros, o do topo, 7 metros e a largura da cripta tem 32 metros – 9/7/32. O terreno em volta do monumento tem 1932 metros quadrados.

Neste domingo, sem compromissos para com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, procuro atualizar meus apontamentos, bem atrasados devido aos inúmeros eventos que aconteceram e estão acontecendo por causa do JUBILEU DE CARVALHO do Movimento Constitucionalista de 1932. consigo imprimir as páginas dos dias 7 e 8 de julho, constituindo mais um livro. Telefona-me ALENCAR TOMÁS. Ele anda adoentado e diz que com o tempo chuvoso não irá ao desfile de amanhã. Durante muitos anos o ALENCAR desfilou na data máxima da Revolução, inclusive tendo sido um dos comandantes do Exército Constitucionalista.      

NOTICIAS DOS 80 ANOS REVOLUÇÃO DE 32 EM NOSSA REGIÃO
Jefferson Biajone
para afraniomello, osiris, Cap, MARIO, Zelinda, paulinoarato, José, Jucimara, 22bpmip5, 54bpmip5, ten_evandro, abrasil, Euclides, Edmundo, Edmundo, mim, losmaya, alexlucas.costa, tg2rm_itapetin., rico, Luiz, EGYDIO
CARISSIMOS AMIGOS
Para conhecimento de todos, seguem anexo a edição de Junho do Jornal 32 em MOVIMENTO, ediçao comemorativa dos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932.
Atentem também para a revista VEJA dessa semana, pois algo há de sair sobre os veteranos de 32 de ITAPETININGA e região.
O CORREIO publicou em impresso, nesta semana, a seguinte matéria
http://www.correiodeitapetininga.com.br/portal/correio-de-itapetininga-predio-do-der-era-quartel-do-exercito-revolucionario-20120706-33755
Ja a FOLHA ha de publicar algo na edição de Sábado.
Enorme abraço e sucesso absoluto na nossa celebração no cemitério do SANTISSIMO SACRAMENTO, nesta terça, às 10 AM,
Agradecido de coração pelo apoio inconteste e feliz 80 anos de Revolução Constitucionalista!
prof. Jefferson Biajone
Julho 8, 2012
32 em movimento junho.pdf

Maria Cecília Naclério Homem
para mim, bacimepetroni, ELZA, Maria, milton, advarp, Frances, Luiz, Luiz
Caros Amigos, , a entrevista que dei para a TV Brasil sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 vai ao ar amanhã, dia 9/7, às 21 horas. Eu me enganei quanto aos números do canal TV Brasil. Passo abaixo a numeração que o repórter me enviou. Grande abraço, MCECÍLIA

Oi, professora, boa noite,
Obrigado pelos anexos, pelas informações e pela entrevista.
Bom feriado e não se esqueça que a matéria vai ao ar amanhã, a partir das 21h, no jornal "Repórter Brasil".
Abraço,
MARCELO ZANINI
Repórter TV Brasil - SP
UHF - Canal 62
NET - Canal 4
SKY - Canal 116
TVA - Canal 181
De: "Maria Cecília Naclério Homem"
Para: "marcelo zanini"
Enviadas: Domingo, 8 de Julho de 2012 18:16:13
Assunto: Revolução C. de 32
Prezado Marcelo, Aí vão os dois textos prometidos, não pude enviá-los antes pois o e.mail da usp está em manutenção. Consegui hoje entrar no gmail, meu outro endereço eletrônico. Lembrei-me de uma pergunta que me foi feita pela Maria Pericás, mas você não falou nela: - Por que a data de 9 de julho é feriado? Creio que você sabe que se trata de uma Lei Estadual n.9.497, de 5 de março de 1997, sancionada pelo gov. Mario Covas, cf. Lei Federal .9.093 de 12 de set. de 1995, que
determinou que a data magna de cada estado fosse transformada em feriado civil. O.K.? Grande abraço da MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM
Maria Cecília Naclério Homem
Boa Tarde, Cel Ventura,.
Li na Veja da semana passada as agulhadas que Pompeu de Toledo escreveu contra a Revolução. Por sorte fui procurada pela TV Brasil para falar sobre ela e os seus porquês. O entrevistador felizmente é paulista e não carioca, como eu temia. Senti nele uma ponta de orgulho e de alívio. A entrevista vai ao ar amanhã, dia 9,. às 21 horas, na TV Brasil, n.62 (TV Aberta) e 66 (NET). Foi feita em frente ao Obelisco, sobre o qual também discorri, falando de sua simbologia. Quanto à Revolução, propriamente dita, salientei um aspecto histórico que ninguém havia pensado nele antes e cuja vitória é inegável. Só espero que não seja desvirtuado pelo editor. Gostaria que o sr. assistisse, creio que vai gostar. Estou até pensando em escrever um artigo sobre isso. Seria ótimo se pudesse ser publicado no Estadão. O título seria: REvolução Constitucionalista de 1932: São Paulo perdeu?  Tentei telefonar-lhe para contar mas o tel. do MMDC esteve congestionado nos últimos dias. Até amanhã, espero ir ao desfile se não chover pois estou saindo de um resfriado. PS. Estive na festa da Assembléia, mas não consegui falar com o sr. Grande abraço da MCECÍLIA
2012/7/8, Mario Ventura :
para Maria
CARÍSSIMA MARIA CECÍLIA
POMPEU DE TOLEDO está com represália para conosco porque queria certas peças do MARIA SOLDADO que não foram concedidas. Ele teceu um comentário maldoso de que o acervo está nos cômodos de uma escola.
Isso é um acinte e ele sabe disso porque esteve conosco no COLÉGIO SANTO IVO e viu que o Museu nosso nunca esteve tão bem tratado como agora. Isso é uma maldade.
Mande-me a matéria preparada para a TV BRASIL que colocarei em meu blog. Também poderá figurar no site da Sociedade.

Prezado Coronel Ventura:
É digno de encômios o esforço hercúleo que o amigo vem desenvolvendo junto à Sociedade Veteranos de 32. Assim como o nosso sempre lembrado Capitão Gino Struffaldi, ex presidente, que tanto batalhou em prol do MMDC, angariando novos associados; seu trabalho em divulgar os ideais da Revolução de 32, na capital e no interior, a criação do COFAM, os eventos comemorativos dos 80 anos deste Movimento único na história do Brasil, as palestras, entrevistas, certamente, já produzem seus efeitos, haja vista a publicação de reiterados artigos, aos longo desta semana que antecede as comemoração do 9 de Julho no DC!
Não é fácil estar à frente desta instituição democrática, procurando resgatar o civismo junto aos jovens e a população como um todo, mormente num país onde há tempos não mais se estuda Educação Moral e Cívica e onde os valores éticos não são cultivados. Ademais, não há de se olvidar que a Sociedade se mantém com as contribuições associativas da ordem de R$15,00 mensais, sendo inúmeras as suas despesas!
Os abnegados são poucos, mas certos. Haja vista a criação de núcleos aqui na capital e fora desta, que vêm atuando de maneira esplêndida!
Salve os heróis de 32!
Salve os jovens combatentes!
Salve a democracia!
Salve 9 de Julho!
Cordialmente
Frances de Azevedo

Obelisco busca a paz
Mausoléu dos combatentes de 32 está fechado há 10 anos; reabertura é prevista para 2014
06 de julho de 2012 | 20h 42
Carlos Eduardo Entini
No centro da cripta do Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932 está a escultura do Herói Jacente. De olhos semiabertos, ele zela pelos ideais de democracia que nortearam a Revolução de 32. Esse é o significado original atribuído pelo escultor italiano Galileo Emendabili. Mas a atenção eterna do Herói também pode estar ligada à falta de zelo e manutenção no complexo arquitetônico.

O que era para ser um lugar de paz vive há décadas enfrentando problemas. Fechado há 10 anos por causa de vazamentos e falta de manutenção, o monumento ainda espera pelo restauro. As primeiras tentativas resultaram em processos judiciais movidos pela família do escultor.

Garoto deposita flor na escultura Herói Jacente Foto: Arquivo/AE
A partir de 2002, a Sociedade dos Veteranos de 32 – MMDC, na época responsável pela administração, fez acordos com empresas, que em troca de publicidade, arcariam com os custos do restauro. Em desacordo com o uso do monumento como "poste de propaganda", Paolo Emendabili, neto do escultor, entrou com ação judicial pedindo a interrupção do contrato por uso indevido da obra. A ação, ainda em andamento, está baseada na lei dos Direitos Autorais, que, segundo ele, assegura aos sucessores a proteção moral aos direitos autorias em caso de violação da obra. Na ação, a família também argumenta que a contrapartida do restauro não foi feita. Na primeira instância a Justiça concedeu indenização de R$ 700 mil à família.

Ilustração do projeto de Emendabili. Foto: Reprodução/AE


Para a Sociedade dos Veteranos de 32 – MMDC, os direitos autorais do Obelisco pertenciam à extinta Fundação Pró-Construção do Monumento do Mausoléu. Ela foi responsável pelo edital que escolheu a obra de Emendabili. Segundo Mário Ventura, atual diretor da Sociedade, os direitos autorais da obra foram passadas em cartório à Sociedade pelo último remanescente da Fundação Pró-Construção, Herbet Levy, em 1999.

O monumento enfrenta obstáculos e problemas desde o seu nascimento. A criação de um monumento-mausoléu que homenageassem os combatentes da Revolução de 32 foi idealizado logo depois do final do conflito. Em 1934 foi realizado um edital para escolher o projeto. Do júri participaram Mario de Andrade e Victor Brecheret. O projeto premiado foi o “32” de Galileo Emendabili. Ele nunca foi conhecido pelo nome original. Oficialmente é o Monumento do Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932. Popularmente é apenas “Obelisco do Ibirapuera”.



Inauguração. Da escolha do projeto à inauguração - parcial - foram 19 anos. O monumento foi construído com doações e verba da Assembléia Legislativa. Em 1955, chegaram os restos mortais Miragaia, Martins, Drausio e Camargo, que formam a sigla M.M.D.C., mais o de Paulo Virginio. Os primeiros foram vítimas da manifestação em 23 de maio no centro de São Paulo. Virginio foi torturado e morto na cidade de Cunha pelas forças federais por se recusar a dizer a posição das tropas paulistas.

Os restos mortais dos cinco estão na parte interna da escultura do Herói Jacente. Em 1958 foram inauguradas as portas de bronze, em 1960 os paineis que ornam a cripta. Do projeto original ainda faltam duas piras que ficariam ao lado dos três arcos da entrada.

O Obelisco também sofreu com problemas administrativos. Até 1954 foi gerido pelo fundação que o criou. Naquele ano passou para a Sociedade dos Veteranos de 32. Ambas não tinha verba nem estrutura para gerir e manter o complexo. Em 1966, reportagem do 'Estado' informava que o Obelisco vivia fechado durante quase todo ano por falta de guardas. Em 2006, o Estado de São Paulo assumiu definitivamente a gestão através da Polícia Militar.

O Obelisco também foi alvo de pichações. Foto: Celso Junior/AE
Infiltração. Vazamento e infiltrações no teto de mármore italiano são frequentes na história do monumento. Em 1970 houve um alagamento em que deixou o túmulo do poeta Guilherme de Almeida submerso. A presença de cupins é o que mais preocupa e o que pode explicar a infiltração recorrente. A laje da cripta foi erguida com a técnica 'caixão perdido', na qual a estrutura que acomoda o concreto foi feita de madeira. Com o tempo a madeira pode ter apodrecido, o que comprometeria a estrutura.
O papel da mulher na Revolução de 1932
Amanhã comemora-se o 80º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento de confronto entre tropas paulistas e federais.
A eclosão do movimento em 1932 só foi permitida por conseqüência da nova política instalada por Getúlio Vargas na chamada Revolução de 1930.
Nos primeiros anos da República, o poder central era exercido pelos militares positivistas, como Floriano Peixoto, por exemplo. Com a eleição de Prudente de Morais, em 1894, as elites agrárias ganharam força e passaram a controlar o poder. A partir da presidência de Campos Sales (1898-1902), o Partido Republicano Paulista se uniu aos republicanos de Minas Gerais, estado mais populoso do país e com maior número de eleitores. Assim, nasceu a chamada política do “café-com-leite”, por meio da qual a oligarquia mineira e paulista começaram a se revezar no poder.
Essa alternância no poder se deu até o ano de 1930, época em que Getúlio Vargas, contando com o apoio de alguns estados, deu um golpe, depondo o presidente paulista Washington Luís e assumindo a presidência da República, anunciando a formação de um governo provisório.
Ao assumir o poder, Getúlio suspendeu a Constituição em vigor, dissolveu o Congresso Nacional e nomeou interventores para o governo dos estados.
Isso provocou descontentamento por parte do poder oligárquico cafeeiro de São Paulo, representado pelo Partido Republicano Paulista (PRP), despertando a revolta das elites, que já estavam inconformadas com a perda de influência.
Em fevereiro de 1932, o Partido Democrático rompeu com Getúlio Vargas e firmou aliança com o PRP, cujas principais bandeiras de luta eram a convocação imediata de uma Assembléia Constituinte e a restauração da autonomia de São Paulo.
Na tentativa de controlar o impasse, no mesmo mês, Getúlio decretou uma lei eleitoral que convocava uma Assembléia Constituinte, estabelecia o voto secreto e concedia à mulher o direito de votar e ser votada. Mas nem assim os ânimos se acalmaram: no dia 9 de julho de 1932, depois de vários meses de agitação e manifestações de rua, eclodiu uma revolta armada.
A insurreição contou com a participação das unidades estaduais do Exército e da Força Pública de São Paulo. Também recebeu o apoio das elites e da classe média urbana, interessada na redemocratização do país, e do novo interventor do estado, o paulista Pedro de Toledo. Dela só não participaram os trabalhadores, que defendiam a política trabalhista de Getúlio.
Os rebeldes assumiram o controle do estado de São Paulo, mas não contaram com o apoio das elites de outras regiões, como inicialmente esperavam. Com isso, o movimento ficou isolado e São Paulo acabou travando com as forças federais verdadeira guerra civil, que terminou em setembro, com a derrota dos paulistas.
O sexo frágil
Muito já se falou sobre participação de Catanduva nos combates da Revolução de 1932, onde inúmeros voluntários se dirigiram para a frente de combate, e alguns chegaram a perder a própria vida durante o confronto.
Deixando um pouco de lado a questão dos combatentes, o que muita gente desconhece foi o papel fundamental que as mulheres desempenharam durante o conflito, ora cuidando dos feridos, ora prestando assistência às famílias dos soldados paulistas.
Existiram até algumas mulheres que combateram na linha de frente. Outras, como Maria Emília Leonel, presidente da Cruz Vermelha, viajavam pelo interior levando mensagens entre o campo de batalha e o quartel general da capital paulista.
Porém, o grande destaque para as mulheres durante a Revolução de 1932 foi a retaguarda que o apoio feminino prestou durante o conflito, principalmente nas ações realizadas em hospitais, nas oficinas e nas “Casas de Soldado”.
Para se ter uma ideia, só no primeiro mês da revolução, 7.200 mulheres confeccionaram 440 mil peças de farda destinadas aos soldados. Refeições eram servidas pelas mulheres aos combatentes nas “Casas de Soldado”, localizadas em todo o estado. Só em uma delas, sediada na “Bolsa de Mercadorias”, em São Paulo, foram servidos 149 mil almoços nos dois primeiros meses de atividade.
O apoio das mulheres paulistas foi tanto, que elas chegavam a envolver seus filhos em idade escolar na causa constitucionalista. As crianças também se envolviam em propaganda, lendo discursos pelas ruas e compondo batalhões infantis que desfilavam exibindo cartazes com frases, como o tipo: “Se necessário, também iremos”.
Catanduva contou com um grupo de mulheres neste sentido, que prestaram grande auxílio para as famílias dos combatentes que partiram para o confronto, o Batalhão Feminino “Estrela do Sul”. Todas uniformizadas e organizadas, prestavam as mais diversas assistências locais.
Apesar de todo o esforço das mulheres e das tropas formadas pelos paulistas, os três comandantes constitucionalistas, coronel Euclides de Figueiredo, e os generais Bertoldo Klinger e Isidoro Dias Lopes, não resistiram às tropas federais, muito superiores às suas.
Fonte de Pesquisa: Acervo do Museu “Padre Albino”
Historiadores apontam fatores econômicos e políticos para o desencadeamento da guerra civil. O Estado de SP estava fora do jogo político desde a tomada do poder pelos oficiais das forças brasileiras os quais entregaram o poder à Getulio Vargas na Rev. de 1930. Getúlio não deixaria por menos e tão breve já tratou de cortar as asas das oligarquias cafeeiras em especial as do Estado de São Paulo. Do ponto de vista econômico o Estado de SP concentrava em si a potência nacional da economia, a verdadeira "locomotiva econômica" do país. A desculpa que arrumaram foi a falta de um instrumento jurídico para governar o país, pois desde a entrada de Vargas como chefe do Governo Provisório os únicos intrumentos jurídicos eram os decretos-leis baixados pelo chefe do executivo. São Paulo perdeu a guerra civil, pis não dispunha de um grande número de oficiais treinados para guerra, contando com grande número de soldados civis que se apresentaram como voluntários. Militarmente o Estado de SP perde a guerra mas moralmente ganharam. Em 1933 foi convocada a Assembleia Constituinte para elaborarem a nova Carta Magna, a de 1934, que na verdade não passou de uma mera ilusão, pois suas prerrogativas ficaram apenas no papel. O que na verdade o Estado de SP queria era apenas voltar no poder político do país.
Prof. Hugo F C Faco

Depois de 45 dias, o SANTOS, enfim, se reencontrou com a vitória. O placar sobre o GRÊMIO de 4 a 2 teve um sentimento de alívio mas não representou o que se viu em campo. A equipe de MURICY RAMALHO foi eficiente, é verdade, ao aproveitar as chances que lhe foram apresentadas, porém sem apresentar  o futebol vistoso de outrora.

Quem pode parar ANDERSON SILVA? O brasileiro já venceu todos em sua categoria, a dos médios, alguns até mais de uma vez, como CHAEL SONNEN, a ultima vítima, que caiu no segundo round da principal luta do UFC 148, no sábado. Mesmo aos 37 anos, ele esbanja fôlego para continuar superando as adversidades e mantém o cinturão desde 2006. Além de ganhar de SONNEN com uma seqüência de golpes no segundo round, ANDERSON também deu um tapa com luva de pelica na cara do norte-americano. Ao final do embate, pediu para a imensa torcida brasileira não vaiar o rival, que foi abraçado, diante dos olhares atentos de estrelas do esporte mundial. 

A transposição dos 30 anos costuma ser difícil para qualquer esportista – e tenistas não estão fora desta linha de corte. A menos que o atleta em questão seja ROGER FEDERER. Um mês antes de completar 31 anos, o suíço continua fazendo história. Considerado por muitos o melhor de todos os tempos, FEDERER venceu o 17º GRAND SLAM de sua carreira e o 7º título em WIMBLEDON ao derrotar o escocês ANDY MURRAY na quadra central do ALL ENGLAND CLUB. O resultado lhe garantiu, também, o retorno à liderança do ranking mundial na próxima segunda-feira, superando NOVAK DJOKOVIC, a quem eliminou na semifinal. 

2 013    :   -    SEGUNDA-FEIRA
A aproximação do 9 de julho acarreta uma enxurrada de telefonemas de repórteres em busca de informações e dados sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. Este ano a Revolução que está completando 81 anos, está sendo comparada aos movimentos das massas em torno de todo o território nacional. Além disso há lembranças das DIRETAS-JÁ de 1984 e dos ‘CARAS-PINTADAS” de 1992. As explicações são dadas com muita cautela, a fim de não permitir juízos de valor deturpados.
Mas essa segunda-feira também traz duas situações extremamente importantes para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. É que estaremos comemorando os seus 59 anos de existência e a constituição da Assembléia Geral Eleitoral que dará posse aos dirigentes da Instituição para o biênio 2013-2015. Também deveremos lembrar que o vereador TONINHO PAIVA, em demonstração pelo carinho que tem para com a Sociedade e os seus princípios idealistas e de respeito para com a Constituição, inaugurará uma placa alusiva aos 80 Anos da Revolução Constitucionalista, comemorados em 2012, mas se que eternizará nesse seu gesto de nobreza.
O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em reportagem de VALDIR SANCHES, publica em letras garrafais “O BATALHÃO DO FACEBOOK”, redes sociais e sites na Internet ajudam a preservar a memória dos combatentes da Revolução de 1932, cuja data será comemorada amanhã, 9 de julho.
A ferramenta ligada à Revolução Constitucionalista de 1932 não tem mais a ver com pás que cavam trincheiras. A missão é outra: conservar a memória dos paulistas que se bateram contra a ditadura de Getúlio Vargas. As ferramentas atuais chamam-se FACEBOOK, TWITTER, site e blog.
Os mecanismos são usados por filhos, netos e outras pessoas da sociedade para que essa história de bravura não termine quando o último combatente vivo se for. Em 1998, 800 deles estavam vivos. Eram 54 em 2011, e 41 em 2012. Hoje somam 30.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC tem criado meios para preservar a memória dos combatentes. Seu presidente, CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, diz que as providências trouxeram de volta nomes de ilustres combatentes que estavam esquecidos.
Entre os novos meios, estão os Núcleos de Correspondência do Interior. Já são vinte deles. O primeiro, de ITAPETININGA, foi criado em 2011. O mais recente, de AMPARO, em maio. Os núcleos têm sua página na Internet, com histórias dos combatentes, registros de solenidades, artigos e outra informações relevantes.
Na Capital, o Núcleo CADETE RUYTEMBERG ROCHA, tenente morto em combate, é mantido pelos alunos oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte. Um deles, ARUAN BACCARO DE FREITAS, diz que o propósito é “preservar e difundir a memória e os valores de 32”. “Queremos provocar influência positiva para essa e as próximas gerações”.
Pintura – A Sociedade dos Veteranos mantém também a Comissão dos Familiares dos Heróis de 1932, COFAM. A presidente atual é CAMILA GIUDICE, neta de PAULO LOBATO GIUDICE. Em 2001, aos 19 anos, ela fazia monitoria no Monumento do Soldado Constitucionalista, no Obelisco do Ibirapuera, quando descobriu que seu próprio avô estava sepultado lá. Pintou um quadro dele, e recuperou sua história.
PAULO LOBATO GIUDICE e seu irmão, CARLOS, se alistaram sem contar um ao outro, muito menos à sua mãe. No front, em PINDAMONHANGABA, trocavam munição, quando, surpresos, se encontraram. Mulheres da família também atuaram, como enfermeiras.
Na família, não houve baixas. CAMILA edita o jornal eletrônico “32 EM MOVIMENTO”, que está no site da associação (www.sociedademmdc.com.br).
O que propõe a Comissão dos Familiares? “Transmitir mensagens sobre os heróis, unir o maior número possível de parentes, para manter a revolução viva. Os combatentes saíram de casa sem saber se iam voltar, por paixão, para defender o País. Eram do povo, nunca tinham atirado e conviviam com angústia de ter que matar”.    

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, nesta tarde, vamos receber nossos associados e convidados para a realização da Assembléia Geral Eleitoral, presidida pelo CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, tendo como secretários o ALDO STRUFFALDI e o SARGENTO GEORGE TRAJANO. Também receberemos o vereador TONINHO PAIVA para a inauguração de uma placa alusiva aos 80 anos da Revolução Constitucionalista, por parte da Câmara Municipal. Comemoraremos os 59 anos da criação da Sociedade.
Recebemos: GUILHERME MANTOVANI COLI, presidente do nosso Núcleo de Correspondência mais novo, situado em AMPARO; ALFREDO PIRES FILHO, ex-Comandante do Exército Constitucionalista; ALDO STRUFFALDI, filho do nosso saudoso presidente de honra GINO STRUFFALDI; AMADO RÚBIO, que entregará o cargo de Comandante do Exército Constitucionalista, amanhã, para WILLIAM SACCO MASCARENHAS HORTH; GEORGE TRAJANO, MARIO SÉRGIO COELHO ABRANN, CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, FERNANDO LOPES DAVID, GERARD M. BARTELS, ORIVALDA ARGENTINA DIANA (filha do falecido veterano OSVALDO DIANA), NAIR BRANDÃO PIRES (esposa do ALFREDO PIRES), CARLOS TAUFIK HADDAD, ADILSON MORENHO FILHO, ANTONIO CARLOS ARISTIDES (nosso querido fotógrafo que tem imortalizado nossos eventos pela Internet), ROBERTO FERRARI, TONINHO PAIVA, VALIONEL TOMAS PIGATTI, THELL MORAES MARTINS, EDSON CAMARGO BRANDÃO, MARIANO TAGLIANETTI (nosso “embaixador” em CURITIBA), LEANDRO FERREIRA NADU, MARIA ODETTE CRUZ PINTO, ALEXANDRE RUDGE CASTILHO (neto de dona DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA), ARTHUR AMÉRICO P. RUDGE CASTILHO (nosso mais novo associado, com apenas dois anos de vida), JORGE BAPTISTA DA CRUZ, MARIA LÚCIA CAMARGO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, WILLIAM SACCO MASCARENHAS HORTH, CAMILA GIUDICE e AMÉRICO MASSAKI HIGUTI.
TONINHO PAIVA e sua equipe inaugura comigo, CORONEL PM MENDES e ORIVALDA ARGENTINA DIANA a placa da Câmara Municipal alusiva aos 80 anos da Revolução Constitucionalista. Condecoro TONINHO PAIVA com a Medalha CONSTITUCIONALISTA.
Em seguida, a Assembléia Geral Eleitoral se compõe, sob a presidência do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e dá posse aos presidentes que irão conduzir os destinos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para o biênio 2013 – 2015: CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA, reeleito presidente da Diretoria Executiva; CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, reeleito presidente do Conselho Deliberativo e FERNANDO LOPES DAVID, reeleito presidente do Conselho Fiscal.
Os presentes cumprimentam os eleitos e, por volta das 16:30 horas, a doutora MARIA LÚCIA CAMARGO me leva para a OAB/SP, a fim de que eu faça uma palestra sob o Tema “SEGURANÇA PÚBLICA, A OAB E A REVOLUÇÃO DE 32. Os debatedores são o Doutor ARLES GONÇALVES JÚNIOR, advogado, Conselheiro Secional, Presidente da Comissão de Segurança Pública e Coordenador do NAJIC da OAB/SP e o doutor ALESSANDRO DE OLIVEIRA BRECAILO, advogado, Conselheiro Secional, Presidente da Comissão de Visitas e Recepção e Coordenador do NAJIC da OAB/SP. Também está na Mesa de Trabalhos o doutor LEANDRO CALDEIRA NAVA, que expôs o Tema “ASPECTOS PRÁTICOS DA PETIÇÃO INICIAL NO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL”.
Várias perguntas pertinentes ao tema abordado por mim são realizadas pelos presentes. Já tínhamos encerrando a palestra quando chega o Dr UMBERTO LUIZ BORGES D´URSO, diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB/SP. Vamos regressar bem tarde para casa. Ainda vejo pelo FACEBOOK as imagens que ANTONIO CARLOS ARISTIDES coloca no ar, todas referentes aos eventos da tarde, num total de vinte e duas. 

Foram quatro mortes em situações distintas: o primeiro foi vítima de um confronto com a PM, o segundo foi executado e os últimos não resistiram a um acidente de mobilete. Em todos os casos, ocorridos entre 3 de maio e 1º de julho, moradores da VILA CURUÇÁ reagiram da mesma forma: atacaram ônibus da região. O fato fez crescer a tensão no bairro, cujas bocas de fumo, segundo policiais, são dominadas pelo PCC. Nos dias que se seguiram aos ataques, alguns motoristas de ônibus chegaram a mudar o trajeto. Parte dos moradores, com medo de novos protestos, foram para casa de parentes. Comerciantes tiveram de mudar a rotina. A polícia investiga os casos como eventos separados.

Vingança ou crime passional. A Polícia Civil de CAMPINAS tem essas hipóteses para tentar elucidar o assassinato do funkeiro DANIEL PEDREIRA SENA PELLEGRINI, de 20 anos, conhecido como MC DALESTE, ocorrido sábado, dia 7 de julho, durante uma apresentação num palco montado no CDHU VILA SAN MARTIN, em CAMPINAS. O crime foi filmado pelos fãs. Testemunhas disseram à polícia que o principal suspeito do assassinato estava só, perto do palco, usava luvas e carregava consigo uma filmadora. Ele teria fugido num GOL vermelho. Hoje, o jovem foi enterrado às 9:40 horas no cemitério da VILA FORMOSA, zona leste da capital. Centenas de fãs, amigos e familiares do rapaz acompanharam a cerimônia. Em vários momentos, cantaram músicas do funkeiro para homenageá-lo. Após o crime, um fã postou na Internet o momento em que DALESTE é atingido por um tiro na barriga e cai no palco. Houve gritaria. As pessoas diziam desesperadas: “MATARAM O DALESTE. MATARAM O DALESTE”.

A bagunça foi a tônica na FAVELA DE HELIÓPOLIS, zona sul, hoje, dia seguinte ao incêndio que matou duas mulheres e uma criança, feriu 22 pessoas e, segundo dados iniciais, deixou 860 desabrigados. De acordo com o subprefeito do IPIRANGA, LUIZ GIRARDI, “aproveitadores” estariam se infiltrando entre os desabrigados e tentando obter benefícios assistenciais concedidos às vítimas da tragédia..

Cerca de 70 empregados domésticos bloquearam hoje faixas da Rua da CONSOLAÇÃO, no sentido Avenida PAULISTA, durante passeata até o MASP. A categoria protestou contra a exploração do trabalho doméstico e pela igualdade de direitos na profissão. A manifestação começou na Avenida CÁSPER LÍBERO, no centro. Algumas pessoas vestiram uniformes, carregaram espanadores e usaram apitos durante o protesto pacífico.

Enquanto a IRMANDADE MUÇULMANA promete que não vai deixar as ruas até que o presidente deposto MOHAMED MURSI reassuma o cargo, a violência se intensifica no EGITO. De acordo com o Ministério da Saúde, confrontos entre manifestantes pró-MURSI e o Exército em frente à sede da GUARDA REPUBLICANA – onde se acredita que o presidente esteja preso – deixaram pelo menos 51 mortos e 322 feridos nesta manhã. Após o derramamento de sangue, o grupo islâmico convocou os egípcios a uma intifada – levantamento popular – contra os militares e o que eles chamam de políticos golpistas. O Exército advertiu que não permitirá que ninguém “ameace a segurança nacional”. Centenas de pessoas permanecem concentradas há dias nas proximidades da GUARDA REPUBLICANA. As forças de segurança alegaram que um “grupo terrorista” tentou invadir o quartel e matou um soldado. Segundo o Exército, um oficial foi morto e 40 soldados ficaram feridos. Já o porta-voz da IRMANDADE MUÇULMANA, GEHAD EL-HADDAD, que está em uma mesquita próxima ao local, disse que o tiroteio eclodiu enquanto os islâmicos estavam orando e participavam de uma manifestação pacífica do lado de fora do quartel. O partido do presidente deposto informou que 34 apoiadores de MURSI foram mortos.