segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

30 DE DEZEMBRO DE 2016 - SEXTA-FEIRA


CORONEL PM NILTON VIANNA ESTÁ LADEADO PELOS CORONÉIS PM CAMARGO, CAMILO E THESEO (QUE TAMBÉM FORAM COMANDANTES GERAIS DA PMESP)



FAMILIA DO CORONEL PM NILTON VIANNA - A MISSA DE SÉTIMO DIA FOI REZADA NA PARÓQUIA SANTA JOANA D´ARC, EM 30 DE DEZEMBRO DE 2016
DIA 30 DE DEZEMBRO DE 2016
DIA 175º DO ANO 67º
58 anos e 207 dias na PMESP
57 anos e 319 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 978 dias – 500 372 horas.
53 anos e 114 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 290 dias no Posto de Coronel – 345 meses e 18 dias.
5 anos e 176 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 052 dias no posto de CORONEL - 25 anos e 16 dias na reserva.
11 236-664 320                     11 052-256 796                                  10 778-252 372.
DIA dos santos SABINO e EXUPERÂNCIO. A festa dos santos SABINO, bispo de ASSIS; EXUPERÂNCIO e MARCELO, diáconos; e VENUSTIANO é celebrada no mesmo dia. Mas o martírio desses santos ocorreu em dias diferentes. Todos foram atormentados, maltratados e mortos por ordem do IMPERADOR MAXIMIANO.

“PARA TER MAIS AMANHÃ, VOCÊ PRECISA SER MAIS DO QUE É HOJE”
“SE VOCÊ NÃO MUDAR QUEM VOCÊ É, VOCÊ CONTINUARÁ TENDO O QUE SEMPRE TEVE”
“FAZER AS COISAS CERTAS E NÃO CERTAS COISAS”
JIM ROHN

DIA DE SÃO FULGÊNCIO. Nasceu em 467. De família romana em CARTAGO, era um homem de grande cultura teológicas e humanísticas, que ao amor do estudo unia a prática da ascese cristã. Após ler os comentários de SANTO AGOSTINHO sobre o Salmo 36, orientou-se decisivamente à austeridade e à procura da solidão. Tentou mesmo ir ao encontro dos monges egípcios, mas o navio que o transportava teve de ancorar em SICACUSA. Foi ordenado sacerdote e, logo depois recebeu a notícia que ele estava entre os candidatos ao episcopado. Foi se esconder em um lugar remoto, até que soube que todos os bispos tinham sido consagrados. Quando voltou, foi consagrado e o rei TRANSMUNDO o mandou para o exílio, juntamente com outros 59 bispos. SÃO FULGÊNCIO escreveu algumas questões para os teólogos e redigiu alguns tratados. Após a morte do rei, em 523, os bispos puderam voltar do exílio. Faleceu em RUSPE, no dia 1º de janeiro de 532, aos sessenta e cinco anos, rodeado de sacerdotes e, depois de ter distribuído seus bens aos pobres.
DIA DE SANTO RUGERO. Nasceu entre 1060 e 1070, na ITÁLIA. Aos 30 anos, foi consagrado bispo de CANE. Morreu no dia 30 de dezembro de 1129.
DIA DE SÃO SABINO, EXUPERÀNCIO, MARCELO e VENUSTIANO. Embora o martírio desses santos ocorra em datas diferentes, a Igreja celebra os quatro nomes que tanto sofreram, no mesmo dia. 
A IGREJA TAMBÉM FESTEJA HOJE A FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA: JESUS, MARIA e JOSÉ, que representam a instituição tradicional da família dentro do cristianismo.

1977 a. nasce em ROMA, TITO FLÁVIO VESPASIANO, em 30 de dezembro de 0039, imperador romano.
887 a. da morte de SANTO RUGERO, em 30 de dezembro de 1129.
325 a. morre ROBERT BOYLE, cientista britânico, um dos primeiros defensores do método científico e um dos fundadores da Química moderna, em 30 de dezembro de 1691.
213 a. ESTADOS UNIDOS tomam posse do território de LOUISIANA, em 30 de dezembro de 1803, quase duplicando a extensão territorial do país.
163 a. ESTADOS UNIDOS compram mais de 100 mil quilômetros quadrados de terra do MÉXICO, num acordo chamado de COMPRA DE GADSDEN, em 30 de dezembro de 1853.
118 a, das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 30 de dezembro de 1898: sob a iniciativa do ilustre advogado doutor EUZÉBIO DE CÂMARA LEAL trata-se na cidade de TAUBATÉ da fundação de uma ESCOLA NORMAL LIVRE. A avaliar pelas pessoas que se decidiram a auxiliar o doutor CÂMARA LEAL, será dentro em pouco uma realidade essa idéia que tem sido objeto de discussão entre o governo e a representação política do norte de SÃO PAULO.
Chamamos a atenção do senhor gerente da Empresa de Limpeza Pública para o fato de há dias não se ouvirem mais pela manhã as campainhas das carroças destinadas à remoção do lixo das portas. Sabemos que o gerente não tem culpa do caso, mas pedimos a s.s. que mande tomar conta desse relaxamento.
O senhor fiscal ZACHARIAS BARUEL DE CAMARGO veio ao nosso escritório e disse-nos que, tendo estado no júri a 27, ignorava a ordem que havia para a distribuição de bolas envenenadas aos cães vadios no dia 28. Não foi ele, pois, quem deu bola ao cãozinho pertencente ao senhor doutor AQUILINO DO AMARAL FILHO.
Vai muito adiantado o trabalho do doutor ERNANI PINTO, que está elaborando um regulamento sobre a prostituição. Por esse regulamento as meretrizes serão divididas em três classes, havendo visita médica obrigatória semanalmente.
As de primeira classe pagarão vinte mil réis, as de segunda dez, nada pagando as de terceira classe. As mulheres terão a obrigação de ir semanalmente à polícia tirar certificado de saúde.
Em SÃO FRANCISCO DE ASSIS, no RIO GRANDE DO SUL, um grupo de bandidos saqueou uma casa de comércio. O comerciante e seu filho fugiram. Ficou na casa uma filha do comerciante, que foi degolada. 
117 a. das publicações feitas no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 30 de dezembro de 1899: sabemos que hoje tem-se dado uma troca de telegramas entre o governo do Estado e o governo Federal por causa das desinfecções na Estação do Norte. Devido à insistência do governo Federal em exigir tais desinfecções, ontem, o noturno, e hoje, o expresso da manhã não levará passageiros para a linha Central, sendo provável eu também o noturno de hoje não leve passageiros.
Hoje pela manhã, houve um conflito entre o condutor de um bonde da linha do BELENZINHO, e um passageiro, trocando-se diversos tiros de revólver. O cocheiro do carro JOAQUIM SAMPAIO, intervindo recebeu um tiro na perna. O provocador do conflito foi ANTÔNIO RUSSO que embarcando no bonde não quis pagar a passagem e, como foi intimado a descer, resistiu.
Completou-se ontem um ano que começaram as diligências para punir os responsáveis pelo espancamento do cocheiro da companhia de bondes ALBERTO MICHELOTTI. Até hoje não se saiu do sumário de culpa, mas em todo caso a vítima do espancamento aí está sem poder trabalhar e sem ter quem o proteja.
RIO – Por falta de chuvas considera-se quase perdida a colheita de café no CEARÁ.
LONDRES – vários jornais publicaram ontem uma lista oficial das perdas sofridas pelo Exército britânico em operações, desde o princípio da guerra até 15 de dezembro. Registro dessa lista: 916 soldados e 52 oficiais mortos; 3.371 soldados e 153 oficiais feridos; 1.217 soldados e 74 oficiais prisioneiros.
LONDRES – O ministério da guerra fez publicar um telegrama do GENERAL BULLER, de CHIEVELEY, no qual diz este que se prepara para retomar a ofensiva contra o exército inimigo, esperando só a chegada da coluna do GENERAL WARREN, composta de 5 mil homens, para marchar sobre COLENSO.    
113 a. nasce o pintor CÂNDIDO PORTINARI na fazenda SANTA ROSA, em BRODOWSKI, em 30 de dezembro de 1903 (há notícias que seu nascimento foi em 29 de dezembro, como também consta de minhas memórias). Em 1919, vai para o RIO DE JANEIRO; no ano seguinte ingressa na Escola Nacional de BELAS ARTES. Em 1928, ganha o Prêmio de Viagem da Exposição de Belas Artes e no ano seguinte viaja para a EUROPA. Em 1935 recebe a Menção Honrosa no CARNEGIE INSTITUTE, em PITTSBURGH, nos EUA, com a tela CAFÉ. Em 1936, pinta os afrescos no Ministério da Educação e no da Saúde, no RIO. Em 1939, painéis para o pavilhão do BRASIL na FEIRA MUNDIAL DE NOVA YORK; o MoMa compra a tela O MORRO. Em 1956, inaugurados os painéis GUERRA E PAZ, na ONU, em NOVA YORK. Morre na Casa de Saúde SÃO JOSÉ, no RIO DE JANEIRO, no dia 6 de fevereiro. PORTINARI tinha fixação pelo trabalho. Não largava o pincel e as tintas nem mesmo diante dos amigos, que, em sua fase mais produtiva, a década de 40, se reuniam com freqüência na casa do artista, um apartamento modesto situado no bairro do COSME VELHO, na zona sul do RIO. Os encontros varavam a madrugada. Era habituée das tertúlias a nata da intelectualidade brasileira. Nomes como CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MANUEL BANDEIRA, GRACILIANO RAMOS e JORGE AMADO.  “Ele pintava na vista da gente”, contava com seu jeito mineiro o poeta DRUMMOND. PORTINARI morou no RIO a maior parte da vida. Ele saiu de BRODOWSKI aos 15 anos para estudar pintura na Escola Nacional de BELAS ARTES. Só deixou o RIO para uma temporada de estudos na EUROPA, no início dos anos 30 e em viagens curtas, aos EUA, à EUROPA e ao ORIENTE MÉDIO. Em 1931, no retorno ao BRASIL, após a temporada de estudos na EUROPA, PORTINARI voltou casado. Conheceu a uruguaia MARIA MARTINELLI em PARIS. O padrasto da moça era dono de um restaurante de comida brasileira que o pintor costumava freqüentar na capital francesa. “A partir da década de 50, ele se fechou um pouco mais. Pouca gente freqüentava nossa casa”, lembra JOÃO CÂNDIDO, filho único do pintor. No número 900 da Avenida ATLÂNTICA, na PRAIA DO LEME, ele passava horas a fio entre pincéis, telas e tintas. Nessa fase reclusa, na qual os banhos de mar entre os postos 1 e 2 da praia eram uma das raras diversões, um dos poucos amigos que apareciam no apartamento era o escritor DALCÍDIO JURANDIR, camarada de PORTINARI no PARTIDÃO, o Partido Comunista Brasileiro. O maior pintor brasileiro morreu intoxicado pelas tintas. E foi enterrado na cidade onde aprendeu arte e fez sua carreira, no RIO DE JANEIRO.
113 a. mais de 600 pessoas morrem num incêndio no TEATRO IROQUOIS, em CHICAGO, no dia 30 de dezembro de 1903.
106 a. (BERLIM) Os jornais noticiam em 30 de dezembro de 1910 que o príncipe herdeiro da ÁUSTRIA HUNGRIA, arquiduque FRANCISCO FERNANDO, pronunciou um discurso dizendo que a situação política é favorável à paz internacional.
105 a. é amanhã às 4 horas da tarde, que esta veterana sociedade carnavalesca inaugura solenemente o seu barracão, magnificamente instalado à Rua GENERAL FLORES, no BOM RETIRO. Após a inauguração haverá um baile à fantasia na sede social. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 30 de dezembro de 1911).
104 a. publicado pelo ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 30 de dezembro de 1912: Às 7 horas da noite de ontem apresentou-se no posto de Assistência o empregado do CORREIO PAULISTANO, AMÉRICO DEL NERO, de 17 anos de idade e morador à Rua VERGUEIRO, 116, alegando que, depois das 2 horas da tarde, a passeio no Instituto do BUTANTAN, fora ali picado por uma cobra, no dedo indicador da mão direita. O menor recebeu uma aplicação do serum anti-ofídico.
100 a. RASPUTIN, religioso russo que teve grande influência durante o império de NICOLAU II, é assassinado por um grupo de aristocratas, em 30 de dezembro de 1916.
94 a. Congresso dos Soviets, reunido em MOSCOU, aprova a criação da UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS, em 30 de dezembro de 1922.
92 a. EDWIN HUBBLE confirma a existência de outras galáxias, em 30 de dezembro de 1924.
83 a. primeiro-ministro da ROMÊNIA, ION DURA, é assassinado por um membro da GUARDA DE FERRO, em 30 de dezembro de 1933.
79 a. um decreto do presidente GETÚLIO VARGAS transforma os partidos políticos em sociedades culturais e beneficentes, em 30 de dezembro de 1937.
78 a. VLADIMIR ZWORYKIN patenteia o sistema de televisão, em 30 de dezembro de 1938.
69 a. rei MICHAEL, da ROMÊNIA, é forçado a abdicar ao trono quando uma república é estabelecida no país, em 30 de dezembro de 1947.
63 a. os primeiros aparelhos de televisão a cores são vendidos nos ESTADOS UNIDOS, ao preço de um mil dólares por unidade, em 30 de dezembro de 1953.
53 a. de um bilhete que demonstra o espírito de corpo da antiga FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO:
São Paulo, 30 de dezembro de 1963
FORÇA PUBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO REGIMENTO DE CAVALARIA "9 DE JULHO" SETOR DE RELAÇÕES PUBLICAS
TODOS OS ANOS, REALIZA-SE EM SÃO PAULO UMA PROVA PEDESTRE DE FAMA MUNDIAL. NOS QUASE QUARENTA ANOS DESTA COMPETIÇÃO, A FORÇA PU!BLICA TEVE ATUAÇÃO DESTACADA, COLOCANDO SEUS ATLETAS ENTRE OS MELHORES DO MUNDO. NUMA PROGRESSÃO ENTUSIASMANTE, VIMOS NO RESULTADO DA ÚLTIMA PROVA UM SOLDADO NOSSO EM TERCEIRO LUGAR E OUTRO MAIS ENTRE OS 10 PRIMEIROS.
NA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE, É ESTE O NOME DA FAMOSA PROVA, DE 31,PRÓXIMO TEREM0S UMA GRANDE EQUIPE DA FORÇA, DISPUTANDO DIRETAMENTE O TITULO.
AS ESPERANÇAS SÃO AS MAIORES E AS CHANCES SÃO GRANDES. A EQUIPE FOI PREPARADA PARA COMPETIR POR IGUAL COM: OS CAMPEÕES MUNDIAIS E NÃO FORA ISTO APENAS, OS DOIS MELHORES ATLETAS POSSUEM JÁ UM CARTEL INTERNACIONAL.
CAETANO E FIRMINO SÃO CAMPEÕES SUL-AMERICANOS DE ALGUMAS MODALIDADES DE PEDESTRIANISMO E SÃO OS CONSIDERADOS OS FAVORITOS NACIONAIS.
A FORÇA PÚBLICA PODERÁ VOLTAR ÀS MANCHETES (ATÉ NO ESTRANGEIRO)
VOCÊ DEVE SAIR À RUA NA NOITE DE ANO NOVO E TORCER PELO BRASIL PELA FORÇA. DE SEU APLAUSO DEPENDE O SUCESSO DE NOSSA GENTE E DE NOSSA FARDA. PROCURE SABER O PERCURSO E VÁ PRESTIGIAR OS SEUS COMPANHEIROS. (esse bilhete foi-me remetido pelo CORONEL PM Ref SEBASTIÃO CORRÊA DE CARVALHO em 21 de janeiro de 2010, que o colocou no GBB para conhecimento dos oficiais ali reunidos).

53 a. das anotações feitas em 30 de dezembro de 1963 (segunda-feira). ANO 14º - MÊS 6º - DIA 174º - 5 anos e 208 dias na FORÇA PÚBLICA – 115 dias como ASPIRANTE – 102º dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Estamos no final de 1963! Ao transcorrer de quarenta e oito horas ver-nos-emos transportados para um ano cheio de esperanças, como sempre acontece ao apagar das luzes de um ano velho. 1963 foi um tanto trágico. Tivemos muitos desastres, muitas greves, muita miséria e a desvalorização fantástica do cruzeiro (as notas de 5 mil começaram a sair em 1963). O ano que está para se iniciar também vai apresentar perspectivas más nesse sentido. No entanto, aquela esperança de dias melhores floresce no final de 1963. Nesse 30 de dezembro, levanto no horário das 5:25 horas, para embarcar no trem das 6:14 horas. Na estação da INVERNADA encontro-me com o ASPIRANTE GIRALDI. Nessa data, vou substituir o 1º TENENTE DIRCEU DOMICILDES que se encontra em gozo de dispensa do serviço. Assim é que a Secretaria fica em minhas mãos por esse dia. O SARGENTO SEVERINO é o meu correspondente porque o SARGENTO ISAAC está de férias. O CAPITÃO ALCIDES JÁCOMO DEGOBBI deverá ser promovido a MAJOR em 24 de maio. Para isso ele necessita de seus papéis prontos e hoje estivemos providenciando tal. O SARGENTO IRENO ajudou-nos na confecção de seus assentamentos. A manhã toda foi de atividades. Fiz também um Termo de Exame de Material Inservível (18 fiadores de seda para espaça e 1 escovão de ferro de encerar). Comecei hoje a preparar a lista de candidatos a um curso que iniciarei com o ASPIRANTE GIRALDI, para a Escola de Cabos (exame de seleção e admissão à Escola de Cabos). A data de início será a 13 de janeiro de 1964. Parece que conseguiremos um número muito bom de candidatos. Jogo futebol de salão com os ASPIRANTES MENDES, BORINI SOARES e TENENTE MAURO ROCCO D´ÂNGELO. Foi uma manhã cheia de atividades na Secretaria e assim chego à revista das 13 horas. Na reunião dos oficiais fala-se no serviço que iremos dar na Corrida de SÃO SILVESTRE, amanhã. Deixo o BATALHÃO DE GUARDAS e no ônibus VILA ALBERTINA encontro-me com o soldado WASHINTTON, da 3ª Companhia, que nessa semana praticará exames na Escola de Oficiais para fins de ingresso no 1º Ano do Curso de Formação de Oficiais. Chego em casa às 14 horas. Almoço e a tarde é dedicada ao descanso. Entre os programas que assisti hoje na televisão estão: REPÓRTER ESSO – ERONTEX DÁ SORTE – O HOMEM SOMBRA – SHOW DE MULHER (todos no canal 4) e CIDADE NUA, no canal 7.

52 a. do registro dos acontecimentos em 30 de dezembro de 1964 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 6º - DIA 174º - 6 anos e 209 dias na FORÇA PÚBLICA - 221 dias como 2º TENENTE - 468 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Está o ano de 1964 em seus últimos momentos. Mais algumas dezenas de horas e eis 1964 rumando para o passado, repetindo-se a substituição pelo de 1965, que, novinho, surge com novas esperanças também.
Neste 30 de dezembro, penúltima data de 1964, saio de manhã com MARIZETE, MARIZE e MÁRIO. Vamos fazer certas compras não muito longe de casa.
Depois do almoço vou à cidade. Tenho de ver se arrumo colocação para um menor abandonado. Passo pelo Fórum, encontrando tio RENATO FONSECA na 4ª Vara da Família. Conversamos sobre a situação em POÁ, aliás muito ruim, onde temos o CIDO, filho de TIA ANTONIETA, viciado em tóxicos, fazendo parte de uma quadrilha de maconheiros.
Passo pela Rua ASDRÚBAL DO NASCIMENTO, no JUIZADO DE MENORES. Aproveito a oportunidade e vou ao CINE APOLO assistir um filme científico.
Tomo o ônibus VILA AURORA às 20 horas. Janto e vou à casa do TENENTE NILSON GIRALDI. Informo-me se saiu ou não o pagamento da licença-prêmio em pecúnia. A resposta é negativa. Talvez tenhamos de esperar a semana vindoura para receber a esperada quantia. 

51 a. faço as seguintes anotações em 30 de dezembro de 1965 (quinta-feira). ANO 16º- MÊS 6º - DIA 173º - 7 anos e 209 dias na FORÇA PÚBLICA - 586 dias como 2º TENENTE - 833 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Estamos terminando 1965, ano este que transcorreu num ritmo acelerado, apresentando muita coisa para mim como Chefe da Formação de Intendência e Fundos do BATALHÃO DE GUARDAS.
Hoje encerro algumas atividades na FIF, pois estamos fazendo o balanço do que foi 1965. Na parte da tesouraria tudo poderia estar pronto hoje caso o Serviço de Fundos não mandasse o tesoureiro descontar algumas Guias do Tesouro nesta data.
No BG o serviço de Chefe da FIF é o mais ingrato possível, e, nesta manhã acontece algo muito desagradável para mim. O MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA escala-me para uma Formatura no Palácio da Justiça, em data de 31 do corrente. Explico-lhe que tenho muitos problemas na repartição e eis que o subcomandante sai com a desculpa que sou o mais folgado na escala de serviço. Não sabe ele que quase diariamente permaneço no Batalhão, trabalhando no período da tarde. Isto me deixa um tanto desanimado com  minha atual situação, motivo pelo qual redijo uma parte e a encaminho hoje ao Comandante da Companhia de Comando e Serviços. Essa parte está anexa ao meu diário e recebe o número de página número 356. Diz ele, em resumo, que meu cargo está à disposição, tendo em vista que todos os oficiais subalternos devem aprender o serviço burocrático na FP. Esclareço na parte que minha apresentação no BG é de 20 de setembro de 1963 e que tenho desempenhado apenas funções burocráticas na Unidade.
Findo o expediente tenho de ir até o Serviço de Fundos descontar guias do Tesouro, tal como ontem recebi o recado do CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU. Acontece que as guias ultrapassam o saldo que tenho em cofre. Sou obrigado a confeccionar um cheque e, ainda hoje, colher as rubricas do sub-comandante e comandante (este último o encontro no Regimento de Cavalaria "9 de Julho").
Chego depois das 17 horas em meu lar. Sinto-me cansado com todas as atividades que desempenho nesta data e também um tanto contrariado pelo que disse o MAJOR CLAUDIO DE SOUSA. Com relação a tal formatura, o ASPIRANTE LAURO GOMES (no serviço de dia do Batalhão) avisa-me que o encargo não mais haverá, por ordem do MAJOR CLÁUDIO.
Em meu lar não faço quase nada. Ouço algumas músicas no rádio, leio jornal e, mais tarde, vou assistir programas de televisão.
Finda-se o penúltimo dia de 1965, ano esse que leva consigo uma série de problemas que defrontei durante seu transcorrer. Em 15 de março assumia as funções de tesoureiro e almoxarife, depois de passar 14 meses na secretaria da Unidade. Por questões de serviço, procuro minha passagem a pronto da FIF, conforme está escrito em parte que hoje encaminhei ao meu mais direto comandante. Veremos o que poderá acontecer em princípios de 1966, quando então essa parte deverá já estar solucionada. Em 1966, pode ocorrer, inclusive, minha transferência para outro Batalhão. Com a possível classificação de mais de dez aspirantes no BG os oficiais mais antigos poderão escolher outras Unidades para servir, tal como tem acontecido com turmas passadas. 
50 a. do registro feito em 30 de dezembro de 1966 (sexta-feira). ANO 17º - MÊS 6º - DIA 174º - 8 anos e 209 dias na FORÇA PÚBLICA – 16º dia como 2º TENENTE – 269 dias na 2ª Companhia Independente.
Instala-se em GUARULHOS a 2ª Vara Criminal do Júri. Para tanto haverá missa em ação de Graças, na Igreja principal da cidade e solenidades no Fórum e na Prefeitura.
Preciso estar presente ao ato e às 7 horas estou rumando para GUARULHOS.
Chego cedo e faço hora na Delegacia. Ali converso com o escrivão de polícia, algumas praças e, às 8:30 horas, o SOLDADO ADIL leva-me na KOMBI da Delegacia, até a Igreja NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE GUARULHOS. Estão presentes: JUIZ FLÁVIO CLETO GIOVANI TROMBETTI, JUIZ PAULO BUENO MAGANO (será o titular da 2ª Vara Criminal do Júri), delegado doutor GERALDO LOPES VIEIRA, delegado doutor AYRTON BICAS, o CAPITÃO do Exército, da Junta de Alistamento Militar, senhor GODOFREDO FRONER, diversos vereadores e muitas outras pessoas influentes na cidade.
Mais tarde, chega o Prefeito Municipal, senhor WALDOMIRO POMPEU e o comandante da 2ª CI, CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS.
A missa desenvolve-se das 8:45 horas às 9:15 horas. Depois rumamos para o Fórum local. Doutor FLÁVIO TROMBETTI preside a cerimônia de instalação da 2ª Vara Criminal do Júri. Várias pessoas fazem uso da palavra: PREFEITO WALDOMIRO POMPEU, DOUTOR PAULO MAGANO, o decano dos advogados de GUARULHOS, Doutor ALVARENGA e outros.
Não vou ao coquetel, que se desenrolará no salão nobre da Prefeitura. Peço dispensa ao CAPITÃO JAIR pois preciso dar mais uma aula de aritmética para o CABO MOISÉS.
Na 2ª CI, o CABO MOISÉS já está me esperando. Esta é a derradeira aula de 1966.
Nesta tarde o senhor POATO MARCELLO quer ver concluído o problema do registro do Contrato de Locação de sua casa. Acontece que falta uma certidão da escritura de compra e venda e isso faz com que o problema seja transferido para 1967.
No último expediente do ano, as coisas transcorrem bem. CAPITÃO JAIR reúne todos os elementos da sede e uma pequena comemoração marca o encerramento dos trabalhos deste ano. O 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA aproveita a ocasião para comemorar a passagem de seu trigésimo aniversário.
Não quero ir cedo para casa, pois o problema do garoto, parente de minha mulher, ainda continua. Subo à Praça CONSELHEIRO CRISPINIANO, onde me encontro com os SARGENTOS JOÃO BATISTA BELOTTI e MIGUEL FERES FILHO e com o SOLDADO FONSECA, que está se apresentando por conclusão de férias.  No bar situado defronte da delegacia comemoramos este penúltimo dia de dezembro.
Vou ao CINE REPÚBLICA. Assisto o filme O VALE DA REDENÇÃO – VAN HEFLIN faz o papel de um padre que implanta uma igreja num local dominado pela inveja. O problema dele é que as mulheres o perseguem.
Deixo GUARULHOS quando são mais de 22 horas. Rumo para meu lar. 
44 a. durante a GUERRA DO VIETNÃ, os ESTADOS UNIDOS param o bombardeio intenso no VIETNÃ DO NORTE, em 30 de dezembro de 1972.
42 a. falece JOAQUIM MIRANDA DE OLIVEIRA, em 30 de dezembro de 1974.
40 a. assassinato de ÂNGELA DINIZ, a PANTERA DE MINAS, em 30 de dezembro de 1976. Na tarde dessa data, RAUL FERNANDO DO AMARAL STREET descarregou sua Beretta 7.65 na namorada ÂNGELA DINIZ, uma mulher de 32 anos tão bonita que era descrita nas colunas sociais como “A PANTERA DE MINAS”. Em seu livro, DOCA STREET escreve, após uma discussão com a vítima: “...apesar da surpresa, por puro reflexo, virei um pouco o rosto. Fui atingido, mas a pasta escapou de sua mão e foi parar na porta do banheiro. Levantei-me e fui apanhá-la, a pasta estava aberta e minha arma estava no chão. Segurei-a firme e puxei a parte de cima, assustei ao ver a cápsula ser remetida para fora, sinal de que esteve sempre pronta para ser acionada. Quando me virei, xingando-a, já estava atirando. Disparei várias vezes de maneira mecânica. Não lembro de ouvir os tiros, estava louco, transtornado. Olhei assustado para a arma e deixei-a cair aos meus pés, olhando pela última vez ÂNGELA, que desabara ao receber os tiros”. Em 2006, um senhor de cabelos brancos, sujeito a chorar sempre que o caso vem à tona e alertado pela família com alguma freqüência para refrear os ímpetos de querer contar sua história mesmo diante de desconhecidos, DONA STREET diz que escreveu o livro “MEA CULPA” porque precisava contar tudo. “É um mea culpa por ter matado a ÂNGELA – em quem eu penso com freqüência total, todo dia. Penso no sorriso maroto dela, na inteligência, na beleza. Por ter causado tanta dor na família dela, em uma mãe que perdeu a filha e nos filhos que perderam a mãe. Por ter feito a minha família sofrer tanto. Pela vida de ÂNGELA ter sido remexida daquele jeito”, explica. O livro que rompeu o silêncio de 30 anos de DOCA é um conjunto de anotações feitas na cadeia, de 1976 até 1987, período em que ele diz que “escreveu para não enlouquecer”. Narra uma fuga que durou 20 dias, varou 4 esconderijos, começou em BÚZIOS – onde o crime foi cometido – e terminou em SÃO PAULO. Conta o cotidiano barra-pesada em prisões do RIO e a convivência com integrantes da facção FALANGE VERMELHA. Relata como ele, mesmo réu confesso, se transformou em celebridade, a ponto de receber pedidos de autógrafos na rua. Traz trechos comoventes, passagens confusas e pedaços repetitivos – mas impressiona mesmo quando mostra o relacionamento com ÂNGELA DINIZ e sua caminhada até a tragédia. 
37 a. das seguintes anotações em 30 de dezembro de 1979: neste domingo LUCINDA já começa a preparar a casa para a festa de fim de ano com sua família. Vamos ao Supermercado NISHI pela manhã. Depois leio a FOLHA DE SÃO PAULO e o Folhetim nº 14 dos anos 1970 – HUMOR. Presença em casa do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR e GISLEIDE (ela está grávida e espera o herdeiro para agosto). Vamos à casa do PAULO e MARGARIDA nesta tarde. Ali permanecemos até 19:30 horas. Telefono para minha mãe; convido a MARIZETE para passar o último dia do ano em nossa companhia. Em casa, continuo lendo ALEXANDRE DUMAS – VINTE ANOS DEPOIS. MARLENE chega de APARECIDA DO NORTE.  
35 a. JORNAL DA TARDE destacava a tentativa de fuga de quatro detentos da Penitenciária do Estado. Segundo a reportagem, a perseguição policial tinha acabado 25 minutos depois, com três fugitivos mortos. A edição noticiava em 30 de dezembro de 1981 ainda que aposentados e pensionistas teriam de contribuir com 3% e 5% de suas pensões para cobrir o déficit de 530 bilhões de cruzados da Previdência.
32 a. falece FLORÊNCIO ANTÔNIO PIRES em 30 de dezembro de 1984. Lutou no Setor Leste, na Revolução Constitucionalista de 1932 (CASCAVEL, LEOTÉRIO, FAZENDA ALIANÇA, FAZENDA SANTA CANA, RIO DOS PEIXES, ITAPIRA, SOCORRO, AMPARO, CHAVE MOGIANA) nas fileiras do 7º BCP. Com a a sua morte a Pensão Especial passou para a viúva ANTÔNIA IGNÁCIA DE CAMPOS. Ela faleceu em 5 de fevereiro de 1997. Em agosto de 2011, compareceu à Sociedade Veteranos de 32-MMDC uma das filhas, MARIA APARECIDA GARCIA, que é curadpra de FLORINDA PIRES, que não tem condições mentais de exercer qualquer trabalho remunerado. Ela pleiteia a Pensão Especial em favor dela. 
32 a. do assassinato de um coreano pelo PM SAINT-CLAIR, no CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO – LIBERDADE, no dia 30 de dezembro de 1984.
31 a. presidente paquistanês MOHAMMAD ZIA UL HAQ decreta o fim da lei marcial que desde 1977 vigorava no país, em 30 de dezembro de 1985. O governo apoiava guerrilheiros muçulmanos na luta contra o regime soviético.
31 a. nasce ANDRÉ SAITO ARASHIRO em 30 de dezembro de 1985. Entrou para a APMBB em 2005. Declarado ASPIRANTE-A-OFICIAL em 13 de dezembro de 2008. Ocupou o cargo de Diretor de Informática do Diretório Acadêmico “XV DE DEZEMBRO”.    
29 a. das seguintes anotações, em 30 de dezembro de 1987: o 2º TENENTE PM POLÔNIO está no Terminal Rodoviário do TIETÊ. Há muita movimentação nesse local. Visita-nos o CAPITÃO PM ELIAS, do CPA/M-3. Ele trabalhou durante um bom tempo no 2º BPChq.
O TENENTE-CORONEL PM NEY MOREIRA DOS SANTOS telefona-me. Apresentou-se no CPM em 28 de dezembro. Obteve 8 dias de trânsito. Deverá assumir o Comando do 6º BPMI – SANTOS – depois do dia 20 de janeiro de 1988.
Vamos cumprimentar o CORONEL PM JÓBIO MIRANDA, TENENTE-CORONEL PM MENDES e outros oficiais do CPChq. Levo comigo o CAPITÃO PM REZENDE e o 1º TENENTE PM MERLO.
Recebo muitos telefonemas desejando feliz ANO NOVO. Ligo para o CORONEL PM Ref GUNTHER, meu tio JOSÉ (encontra-se acamado) e outras pessoas relacionadas conosco. CORONEL PM GOMES telefona-me de SOROCABA. Pede seus ingressos para o show de TINA TURNER no PACAEMBU, em 9 e 10 de janeiro de 1988.
Em casa, LUCINDA conta que seu irmão JOSÉ sofreu uma crise de cirrose hepática e o levaram ao hospital, pela manhã.
Encerro a data do penúltimo dia do ano lendo UM REI PERDE A FRANÇA.
A TENENTE-CORONEL Fem PM SYLVIA BINELLI, que foi nossa colega no CSP/87, foi promovida a CORONEL. 
Em três dias, o SARGENTO Ref da Força Aérea norte-americana GENE SIMMONS, de 47 anos, matou dezesseis pessoas – 14 de sua família – no ARKANSAS – EUA. Depois entregou-se à polícia.
RIO: preso um suspeito de ter assassinado o ator teatral LUÍS ANTÔNIO MARTINEZ CORREA – GLÁUCIO GARCIA DE ARRUDA.
O Comandante do Presídio Militar “ROMÃO GOMES” MAJOR M LUÍS NAKAHARADA (de férias), depôs ontem à tarde perante o Juiz DAHIR DE CASTRO e o promotor MARCOS RODRIGUES CALDAS, da Corregedoria do Tribunal de Justiça Militar. Admitiu falha na segurança, na fuga do CABO PM BRUNO.  
28 a. YURY CHURBANOV, genro do ex-líder soviético LEONID BREZHNEV, é preso por corrupção, em 30 de dezembro de 1988.
27 a. transf. Reserva :- CORONEL Méd PM ANTÔNIO ALVES DIAS, no dia 30 de dezembro de 1989.
26 a. do assassinato de ALDECIR HIGINO PEREIRA, irmão do jogador de futebol, JOSIMAR, durante um tiroteio na favela CIDADE DE DEUS, no RIO, em 30 de dezembro de 1990.
26 a. morre o músico e radialista PAULINHO TAPAJÓS, em 30 de dezembro de 1990.
25 a. falece o pintor, escultor baiano RUBENS VALENTINI, em 30 de dezembro de 1991.
25 a. da posse do Coronel PM LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA no SUB–COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, em 30 de dezembro de 1991.
24 a. PROMOÇÃO A CORONEL:- FERNANDO JARDINI JÚNIOR e RENATO CÉSAR MELLO, em 30 de dezembro de 1992.
24 a. falece o estilista paulistano CONRADO SECRETO, no dia 30 de dezembro de 1992.
23 a. da assinatura do histórico acordo de reconhecimento mútuo, abrindo o caminho para o estabelecimento de relações plenas após séculos de “ódio, medo e ignorância” entre cristãos e judeus, nas palavras do vice-chanceler israelense, YOSSI BEILIN, que firmou o documento com o subsecretário de Relações Exteriores do VATICANO, monsenhor CLÁUDIO CELLI. ISRAEL informou que embaixadores deveriam ser nomeados dentro de quatro meses. Em 30 de dezembro de 1993.
22 a. transf. reserva:- Cel. LUIZ PERINE,  Cel. CARLOS AUGUSTO DE MELLO ARAÚJO, Cel. ARI JORGE SANTOS, Cel. ÉDISON VANDER ACUIO SIMEIRA, Cel. ALBERTO NOGUEIRA SCHIAVETTI, Cel. FLÁVIO DA SILVA GURPILHARES, Cel. CARLOS FONTES  MARIANO, Coronel CARLOS ELIAS LOTTI, Cel. GILBERTO BITTENCOURT CRUZ (falecido), Cel. ÉDSON SAMPAIO, Ten. Cel.  WALTER SCHMIDT, Ten.Cel.  MÁRIO GHISELLI FILHO. Na P Fem, a Coronel VERA MARIA FÁVARO, e as MAJORES SEBASTIANA  APARECIDA PINHEIRO, EVANY OGISO, LIBÂNIA FERRAZ TEIXEIRA, MARLENE SUELI DE MELO e REGINA CÉLIA DE PAULA MOURA, em 30 de dezembro de 1994.
22 a. da intervenção federal no BANESPA e no BANERJ, em 30 de dezembro de 1994.
21 a. falece o dramaturgo alemão HEINER MULLER, em 30 de dezembro de 1995.
19 a. anotações em 30 de dezembro de 1997 (terça-feira): na penúltima data do ano a temperatura continua alta. Nesta terça-feira vou para a cidade de SÃO PAULO porque marcara um encontro com capitães recém-promovidos, a fim de falar sobre planos de segurança, uma especialidade que adquiri durante os longos anos que estive na ativa na Polícia Militar. Depois de muitos meses encontro o TENENTE ABUD, nosso velho conhecido da área centro. Relembramos muita coisa dos anos 1980. À tarde, no MMDS, mantenho a palestra para oito capitães. Eles fazem muitas perguntas e isso vai até às 15 horas. No ônibus EXPRESSO BRASILEIRO, com sono, retorno a GUARULHOS. Nesta noite assisto os jornais da RECORD e da GLOBO. As notícias de esportes dão ênfase para a 73ª Corrida de SÃO SILVESTRE. PAUL TERGAT, campeão em 1995 e 1996 surge com franco favorito. Os atletas africanos vêm com força total para ficarem nos primeiros lugares. VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA, terceiro colocado no ano passado, é o nome mais forte para brigar pelo título amanhã. Entre as mulheres, VIVIANY ANDERSON, quinta colocada em 1996, é a que apresenta melhores condições de brigar com as estrangeiras MARIA DEL CARMEN, do MÉXICO, ANUTA CATUNA, da ROMÊNIA, e as quenianas FLORENSE BARSÓSIO e LORNAH KIPLAGAT. LUCINDA e MARLENE acertam que o quarto da frente fica sendo nosso nessa noite. A MARLENE dorme na sala. Dona ESMERALDA continua ocupando o quarto dos fundos. Acontece que o barulho na rua é exagerado. A família do senhor ZÉZITO e dona VALDECIR permanece conversando e fazendo algazarra até de madrugada, num profundo desrespeito para com os vizinhos..    
19 a. Falece o Ten. Cel. Ref. CARLOS ROMANO MACHADO, no dia 30 de dezembro de 1997.
18 a. falecem: o compositor de música caipira JOÃO PACÍFICO e o desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos, JEAN-CLAUDE FOREST, no dia 30 de dezembro de 1998. JEAN-CLAUDE FOREST, pai de uma das mais famosas personagens dos comics dos anos 1960, a espacial e sensual BARBARELLA, morreu em PARIS, depois de um longo período de enfermidade, informaram seus editores. BARBARELLA, a loura sexy que arrisca a vida em aventuras intergaláticas e faz amor com robôs, anjos, e claro, homens, surgiu pela primeira vez em 1962. Foi a primeira heroína “adulta” do mundo dos quadrinhos. Nascida nas páginas da V MAGAZINE, uma revista erótica light, a arrojada loura revolucionou os comics. Chegou ao cinema na pele de JANE FONDA, em um filme dirigido por ROGER VADIM, então marido da atriz. FOREST foi criador dos cenários do filme que tornou escultural da atrevida BARBARELLA. Ele iniciou carreira aos 19 anos, com um trabalho inspirado em A FLECHA NEGRA, de R.L. STEVENSON. Abandonou os quadrinhos afugentado pela censura, e só voltou a eles com BARBARELLA. Em 1964, FOREST começou a criação de uma grande obra de ficção científica, OS NÁUFRAGOS DO TEMPO. A partir dos anos 1980, passou a desenhar para crianças.  
18 a. IRAQUE ataca aviões estrangeiros que sobrevoavam o seu território, em 30 de dezembro de 1998. A ofensiva contra aeronaves americanas e britânicas é respondida com o bombardeio de uma base iraquiana na zona de exclusão aérea, no sul do país. Outras anotações nesta quarta-feira: o Ministro do Exército GENERAL ZENILDO LUCENA transmite o cargo às 10 horas, para o Chefe do Estado Maior, GENERAL GLEUBER VIEIRA, que será o futuro Comandante do Exército quando o ministério for transformado em força. Falece o compositor de música caipira, JOÃO PACÍFICO, aos 89 anos, em conseqüência de problemas respiratórios, no Pronto Socorro de GUARAREMA. Entre suas músicas: CABOCLA TEREZA (1937), CHICO MULATO (1926) e PINGO D´ÁGUA (1937). Filho de uma ex-escrava, nascido em CORDEIRÓPOLIS, o músico viveu parte de sua adolescência na casa de ANA GOMES (irmã do maestro CARLOS GOMES). “Eu ouvia muita música erudita, mas gostava mesmo era da música popular”, dizia PACÍFICO. Descoberto pelo poeta GUILHERME DE ALMEIDA aos 13 anos, PACÍFICO trabalhava como ajudante de lavador de pratos nos vagões-restaurante da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e certo dia entregou algumas de suas poesias ao “poeta de SÃO PAULO”. PACÍFICO teve sua primeira chance no mundo da música pelas mãos de RAUL TORRES, o rei da embolada (um estilo que une ritmo acelerado com letras maliciosas). “Depois de insistir durante muito tempo, convenci o TORRES a musicar uma letra”, contou PACÍFICO. Foi com a embolada SEU JOÃO NOGUEIRA, em 1934, que o poeta caipira saiu do anonimato. Mas foi ao lado de RAUL TORRES que PACÍFICO compôs seus principais sucessos: CHICO MULATO (1936), CABOCLA TEREZA (1937) e PINGO D´ÁGUA (1944). Apesar do seu reconhecimento dentro da música brasileira, PACIFICO jamais ganhou dinheiro com as mais de mil composições que escreveu. “Para mim, o mais importante é viver emoções como senti há alguns anos na cidade de RIO CLARO”, declarou em uma entrevista ao JORNAL DA TARDE. “Um garoto que mal sabia falar cantou CABOCLA TEREZA inteira sem errar um só verso da canção”. Falece o desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos JEAN-CLAUDE FOREST, o “pai” de BARBARELLA, aos 68 anos, depois de um longo período de enfermidade.
Parece que RONALDO DA COSTA, o RONALDINHO, não irá correr amanhã a 74ª SÃO SILVESTRE. São favoritos para essa corrida o queniano PAUL TERGAT e a equatoriana MARTHA TENÓRIO. Surgem os nomes de HENDRICK RAMAALA (sul-africano), GERMÁN SILVA (mexicano), ELIJAH LAGAT (queniano) e o brasileiro campeão de 1997, ÉMERSON YSER BEM. Na categoria feminina: a mexicana MARIA DEL CARMEN DIAZ, tricampeã da SÃO SILVESTRE e VIVIANY ÂNDERSON, quarta colocada no ano passado. Sentindo dores nos artelhos do pé esquerdo (ácido úrico) vou para SÃO PAULO. Na Rua BENJAMIN CONSTANT, pela primeira vez dou uma aula para executivos da área, explorando o problema de estudantes e as drogas. Como tratar desse polêmico assunto? Ontem, aconteceu a 88ª chacina do ano. Três jovens foram executados por causa da “guerra” entre gangues pelo domínio das favelas VIETNÃ, PARAGUAI e SOUZA, na zona sul de SÃO PAULO. Os seqüestradores de ABÍLIO DINIZ vão terminar a greve de fome. Serão transferidos para seus países de origem: CHILE e ARGENTINA. O brasileiro ficará numa prisão em um quartel do Corpo de Bombeiros.
CARMELO conversa comigo, por telefone, sobre a OPERAÇÃO SÃO GERALDO. Diz que no dia 7 de janeiro ALZENIR comandará mais uma ação. ELÁDIO ajuda CARMELO nesse Plano. Mantenho um contato telefônico com JANUS, na Superintendência do PLANO OSÓRIO.
Às 16 horas, com dificuldades para caminhar, retorno a GUARULHOS. O calor chega a trinta graus nesta tarde. JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA trabalha na reforma da casa. Parece que LUCINDA irá entrar em 1999 com um novo quarto e uma nova sala. O PAULO CÉSAR retornou ontem à noite para uma praia no litoral paulista.  
16 a. da revisão de um filme sobre corrupção no centro da cidade de SÃO PAULO, feito pela Câmera Indiscreta de um oficial. Esse material acha-se arquivado no PROJETO OSÓRIO. A revisão foi realizada em 30 de dezembro de 1999. Comprometimento de muitos policiais civis achacadores.
17 a. transf. reserva: CORONEL PM JÚLIO GOMES DA LUZ,  CORONEL PM ROBERTO LEMES DA SILVA, CORONEL PM ANTÔNIO CHIARI, no dia 30 de dezembro de 1999.
17 a. PROMOÇÃO A CORONEL PM:- ÉDISON FLORA DA SILVA, JOVAIR RODRIGUES DA SILVA, JOÃO BATISTA DOS SANTOS, JAIRO SANTOS, JAIRO PAES DE LIRA, ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, em 30 de dezembro de 1999.
17 a. ex-beatle GEORGE HARRISON consegue defender sua vida, mas é esfaqueado por um homem que invade a sua mansão em LONDRES, no dia 30 de dezembro de 1999. O autor da tentativa de homicídio é MIKE ABRAM, morador em LIVERPOOL, cidade onde os beatles iniciaram a carreira. Outras anotações nesta quinta-feira: chegamos no penúltimo dia do ano. 1999 está se encerrando. Hoje irei para SÃO PAULO a fim de me despedir dos oficiais da AORPM, dos integrantes do MMDS e, na tarde, dos funcionários da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
No MMDS recebo de volta o filme sobre corrupção em SÃO PAULO. Já tinha feito o relatório (162), mas há necessidade de uma complementação. Assim é que o estudo dura algumas horas. A OPERAÇÃO NACIONAL transcorre normalmente.
O senhor GERALDO FARIA MARCONDES vem ao MMDC. Conversamos sobre suas atividades no SECOVI, principalmente nos anos 1940 e 1950. Fala de suas construções, enfim, do seu estilo de vida. Quando damos conta do tempo já eram 16 horas. O centro da cidade é de muita festa. Nas ruas onde é o coração bancário de SÃO PAULO, bem como onde está a Bolsa de Valores, há uma chuva de papéis picados e de muita queima de fogos. A PRAÇA DA SÉ é tomada pelos mendigos. O novo CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES é cumprimentado por mim e pelo senhor MARCONDES. Recebeu ordens de assumir imediatamente o Comando do CPI-6 – SANTOS. Já está fazendo as malas. O CORONEL PM ALBERTO comandou o 1º BPChq durante alguns anos, quando era TENENTE-CORONEL.
Nesta tarde, temos um grande congestionamento no sistema AHCHIETA-IMIGRANTES. Estão sendo registrados 17 km de lentidão na IMIGRANTES e 15 km na ANCHIETA. O pedágio sobe 5%. Na VIA DUTRA é a segunda vez em apenas 7 dias. Agora, viajar na DUTRA paga-se R$3,80. Até a semana passada custava R$3,30.     
PAULO CÉSAR vai para uma casa de praia de um amigo seu em CARAGUATATUBA. Outros colegas os acompanham. Irão passar nesse lugar os últimos dias de 1999. 

ACONTECEU EM 30 DE DEZEMBRO DE  2000 :  -     SEXTA-FEIRA
Pela manhã, o barulho de água caindo na área que separa meu quarto da minha biblioteca acorda-me assustado. É um verdadeiro temporal que está caindo em GUARULHOS. A cozinha da casa da MARLENE também é invadida pela água porque o telhado não agüenta o volume da chuva.

Muita confusão no jogo da decisão do título da COPA JOÃO HAVELANGE, JOGO DECISIVO PELO TÍTULO em SÃO JANUÁRIO: VASCO x SÃO CAETANO. Enorme torcida do time vascaino. Pouca gente do SÃO CAETANO por causa das safadezas do presidente do VASCO, o mau caráter EURICO MIRANDA. Sabotou a venda de ingressos para SÃO PAULO e cometeu a asneira de vender mais bilhetes do que o suportável para o estádio. Também não aceitou o MARACANÃ, colocado à disposição para a grande final.  Um alambrado cai por causa de discussões e brigas, dezenas de feridos e o jogo não tem continuidade, e suspenso aos 24 minutos. QUEM É O CAMPEÃO? HAVERÁ OUTRO JOGO?  Por causa da superlotação do estádio de SÃO JANUÁRIO, 90 pessoas ficaram feridas - três em estado grave. O motivo da briga: a saída de ROMÁRIO, após sentir uma contusão na coxa esquerda. O governador GAROTINHO assistia o jogo pela televisão e dá ordem para suspendê-lo. Com 24 minutos de partida, o juiz suspende o jogo. O título fica indefinido. Na biblioteca, revejo os dias 22 a 31 de dezembro dos anos de 1991 a 1993. No computador já começo a acertar a agenda dos primeiros dias de 2001, encerrando dezembro de 2000. Jogo xadrez no computador. Somente derrotas. Assisto o CINE SINISTRO – O MANÍACO.

CINCO BOMBAS EXPLODIRAM EM PONTOS DIFERENTES DA CAPITAL DAS FILIPINAS, MANILA, provocando a morte de, pelo menos quatorze pessoas e deixando cerca de cem feridos. Um trem, um ônibus, um parque próximo  à   Embaixada dos EUA, um hangar no maior aeroporto  da  cidade e um hotel de luxo foram os alvos dos atentados. A pior de todas as explosões aconteceu na locomotiva de um trem lotado, que chegava a uma estação. Ao menos 11 pessoas morreram e 60 ficaram feridas, segundo as autoridades locais.

A TROPA DE CHOQUE ocupou ao meio-dia a PENITENCIÁRIA REGIONAL DE IARAS, encerrando uma REBELIÃO iniciada na noite de 28 de dezembro. QUATRO DETENTOS FORAM EXECUTADOS PELOS COLEGAS. Dois deles foram enforcados, um recebeu estiletadas e o outro teve a cabeça e o coração arrancados e colocados numa prateleira.

FALECEU o roteirista do cult CASABLANCA, JULIUS J. EPSTEIN, aos 91 anos. Era o último remanescente da equipe criadora do clássico romântico preferido pela maioria dos espectadores norte-americanos.

O ESCRITOR FRANCÊS LOUIS-RENÉ DES FORETS, vencedor do GRANDE PRÊMIO NACIONAL DAS LETRAS FRANCESAS, morreu aos 82 anos, vítima de uma pneumonia. Em 1988 publicou POÈME DE SAMUEL WOOD. Em 1997, lançou sua autobiografia, OSTINATO.

ACONTECEU EM 30 DE DEZEMBRO DE  2001 :  -     DOMINGO
UM DIA DEDICADO AOS MEUS ARQUIVOS, JÁ PENSANDO NO FINAL DO ANO.
Estudos sobre SEQUESTRO 115 (Plano do MAJOR SAM BRUT)
811584 1202 4 114115H27218.

CENTENAS DE FÃS acompanharam no RIO, sob chuva, o enterro da cantora CÁSSIA ELLER, cantando seus primeiros sucessos. Ela morreu no sábado, dia 29, de parada cardíaca, em circunstâncias ainda não esclarecidas. A família nega que CÁSSIA tenha consumido drogas em excesso.

REPÓRTER RECORD: - JOSÉ LUIZ DATENA mostra a realidade no PAQUISTÃO com relação às mulheres, que são mortas pelos próprios parentes em defesa da honra, no programa que se intitulou LICENÇA PARA MATAR.
NO FAUSTÃO – PERSONALIDADE DO ANO – MÁRIO LAGO.
FILME na RECORD -  OS MISERÁVEIS, clássico de VICTOR HUGO.

INCÊNDIO MATA 276 NO CENTRO HISTÓRICO DE LIMA: Pelo menos 276 pessoas morreram na noite de sábado (29) e madrugada deste domingo, em um devastador incêndio no centro de LIMA. Ele teve origem na explosão do depósito de fogos de artifício de uma loja. Havia outras lojas de fogos na mesma galeria, e as chamas se alastraram  pelos  prédios  antigos existentes na área, alguns residenciais. O presidente peruano, ALEJANDRO TOLEDO,  proibiu  a  produção,  importação e comercialização de fogos de artifício em todo o país.

NOVO PRESIDENTE ARGENTINO RENUNCIA:- ADOLFO RODRIGUEZ SAÁ alegou falta de apoio político de seu próprio partido, e o país fica sem presidente pela segunda vez em uma semana e meia. Em mensagem ao país, SAÁ alegou falta de apoio do seu partido, o PERONISTA.  Com sua saída – e na falta de um vice-presidente – deve tomar posse de novo da presidência da República o presidente do Senado, RAMÓN PUERTA. Há uma semana e meia ele já havia assumido o cargo por 48 horas, substituindo o demissionário presidente FERNANDO DE LA RÚA.

MORREU o diretor da orquestra de OSAKA, TAKASHI ASAHINA, por debilidade de saúde devido aos seus 93 anos, em um hospital de KOBE. ASAHINA foi o primeiro diretor japonês que gravou todas as sinfonias de BRUCKNER assim como sinfonias de BEETHOVEN. Ele começou sua carreira como diretor de orquestra em 1936. Durante a 2ª GUERRA MUNDIAL, viveu e trabalhou na CHINA. Depois de dez anos, regressou ao JAPÃO e fundou a orquestra de OSAKA. 

O ex–chanceler GUIDO DI TELLA, um dos principais colaboradores do governo MENEM, faleceu, aos 71 anos, de um acidente vascular cerebral. DI TELLA encontrava-se em sua casa de campo, em NAVARRO, a 100 quilômetros de BUENOS AIRES, aonde chegou a ser socorrido. Chanceler argentino de 1991 a 1999, DI TELLA cunhou a frase de que seu país mantinha “relações carnais” com os EUA, justificando o alinhamento argentino  com   aquele país. Peronista, DI TELLA já vinha enfrentando problemas cerebrais expressos pela diminuição de sua capacidade mental. Isso o tornou inimputável em uma investigação de venda ilegal de armas para a CROÁCIA,  entre  1991  e  1995,  que  envolvia  ministros  e  auxiliares  de MENEM.

O pianista de jazz, RALPH SUTTON morreu aos 79 anos. Foi um dos últimos pianistas a se especializar no estilo conhecido  como  HARLEM  STRIDE PIANO, originalmente popularizado por JAMES P. JOHNSON, WILLIE SMITH e FATS WALLER. Apesar de RALPH SUTTON nunca ter conhecido WALLER, que morreu em 1943, ele se tornou um dos primeiros intérpretes de suas músicas.    

2 002   :  -     SEGUNDA-FEIRA
Atormentado por um pesadelo, logo cedo, levanto por volta das 6:30 horas. LUCINDA já está acordada desde 5 horas, tendo já mandado o PM JOÃO para o serviço no CSM/AM. Aproveito o tempo para ler os jornais e transcrever as principais notícias no computador, fazendo parte de minhas memórias. Começo a encerrar o ano de 2002, arquivando a papelada toda. Para o ANO NOVO, deveremos arrumar espaço para o arquivo futuro.
Na Rua SILVEIRA MARTINS, cruzo com o casal CARLOS e YARA FUCHS, nosso velho conhecido. Ambos são coronéis. A YARA está atravessando por um problema que enfrentei durante um ano: um câncer de pele, também no nariz. Indico o nome da Tenente Médica  ELIZETH NIKOLUK, que foi quem tratou da doença que me afligiu meses a fio.
No MMDS, sou obrigado a “dar um puxão de orelha” nos oficiais mais folgados. Querem fazer suas “farras” de final de ano usando o dinheiro da Entidade. Não posso concordar com isso. É lógico que alguns ficam “mordidos” com minha ação. Apesar de tudo, despedimo-nos do último expediente de 2002 num ambiente de cordialidade relativa.

Irreverência e bom humor embalaram hoje a CORRIDA DE SÃO PILANTRA, realizada no final da manhã, na Avenida PAULISTA. Munidos de faixas e cartazes, um grupo de cerca de 150 bancários, segundo os organizadores do evento, participou do protesto contra a classe patronal, o Fundo Monetário Internacional e autoridades brasileiras. Há cinco anos os bancários paulistas promovem a corrida em clima de sátira na véspera da tradicional SÃO SILVESTRE. 

No MMDC as coisas também não vão bem. O problema da liminar de uma juíza determinando que as obras da NESTLÉ/NESCAU, na restauração do Monumento–Mausoléu fiquem paradas até posterior decisão, por causa de uma interpelação judicial provocada pelo IPH, é algo desagradável. Os advogados estão trabalhando para fazer cair essa liminar. O secretário do CONSELHO SUPREMO, CAIO ALFAYA, também recebeu uma cópia dessa liminar e manda para a Sociedade, já no final do expediente.
O Sr. MARCONDES não vem à Sociedade. Mantém vários contatos telefônicos conosco e fica sabendo de todos os pormenores desta tarde agitada. Isso tudo sem contar a papelada acumulada desde a semana retrasada.
Numa tarde de alta temperatura, também recebo as visitas dos companheiros AMÉRICO e RONALDO. São emissários do OREZ. Querem se desculpar por causa da discussão acontecida na parte da manhã. Essa situação somente será discutida no ano que vem, para ser mais claro, a partir do dia 2 de janeiro, quando serão estudadas novas premissas para 2003.
Chegando em casa, mantenho contato telefônico com o Sr. MARCONDES. Conta-me ele que está para chegar um documento de BRASÍLIA, do MINISTÉRIO DA CULTURA, acabando com esse impasse danoso para com o restauro do Monumento. Ele iria com o general BUENO falar com o Secretário da CULTURA, MARCOS MENDONÇA, sobre a rescisão de um contrato de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Digo a ele que, hoje, o governador do Estado, GERALDO ALCKMIN, anunciou a substituição de MARCOS MENDONÇA por CLÁUDIA COSTIN. Essa senhora, no governo federal, ocupou os cargos de diretora de Planejamento e Avaliação do Ministério da Economia, secretária–adjunta de Previdência Complementar no Ministério da Previdência, secretária – executiva e ministra no Ministério da Administração Federal. Acredito que deveremos nos entender com essa nova secretária, pois MARCOS MENDONÇA está se despedindo da Secretaria da CULTURA.

O governador GERALDO ALCKMIN anunciou os últimos seis nomes que vão compor seu secretariado. Quatro deles vieram do governo FHC. Dois foram ministros. BARJAS NEGRI , da SAÚDE, agora responderá pela Secretaria da HABITAÇÃO e pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU - ; e CLÁUDIA COSTIN ocupará a CULTURA. De BRASÍLIA vieram  também o velejador e campeão olímpico LARS GRAEL, atual secretário nacional de ESPORTE, que assumirá em SÃO PAULO a Secretaria da JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER. MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, atual secretária executiva do Ministério da Educação e coordenadora do Programa Educação para Todos, da UNESCO, vai para a secretaria paulista da ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Para a secretaria de EMPREGO E RELAÇÕES DO TRABALHO foi nomeado o atual secretário da HABITAÇÃO, FRANCISCO PRADO DE OLIVEIRA RIBEIRO, e para a pasta da COMUNICAÇÃO, o jornalista e ex – deputado federal JOÃO MELÃO NETO.

A dois dias de passar a faixa presidencial para o sucessor LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO participou hoje da última cerimônia dos seus oito anos de Governo. Na presença de 18 dos 26 ministros e de vários parlamentares, entre eles o senador EDUARDO SUPLICY, FHC recebeu a condecoração da ORDEM DO CONGRESSO NACIONAL e disse que deixa o cargo “feliz”. Ao ressaltar o clima democrático da transição, FHC aconselhou LULA a estimular a convergência e a respeitar as divergências. Emocionado, disse ainda que espera que o fato de um presidente eleito passar a faixa a outro presidente eleito se torne um fato normal e não algo inusitado. Lembrou que isso não ocorre no BRASIL há QUARENTA anos, desde que JUSCELINO KUBITSCHEK entregou o comando do País para JÂNIO QUADROS.

A atriz LAURA CARDOSO atualmente trabalhando na novela “ESPERANÇA”, no papel de MADALENA, passou o fim de semana com pneumonia, internada num hospital do RIO. LAURA, que recentemente recebeu o TROFÉU MÁRIO LAGO, durante o “DOMINGÃO DO FAUSTÃO”, por seu trabalho na TV, já participou de 44 novelas e ficará sem gravar durante dez dias.

O PM FRED WÁGNER LUIZ DE OLIVEIRA, de 27 anos, e sua mulher, ELISABETE VILELA DE OLIVEIRA, de 33, foram baleados no estacionamento do hipermercado CARREFOUR, na GRANJA JULIETA, zona sul, durante tentativa de assalto, na noite de domingo, dia 29. O bandido, JACIEL VIEIRA DOS SANTOS, fugiu sem levar nada, mas foi preso pela PM na avenida das NAÇÕES UNIDAS.

O secretário municipal de HABITAÇÃO de JACAREÍ, ÉDSON DE MIRANDA, foi ferido com dois tiros na cabeça no fim da tarde. Ele foi encontrado dentro do próprio carro, no bairro CIDADE SALVADOR. MIRANDA acabou sendo atendido no hospital POLICLIN, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, onde continua internado em estado grave. A polícia trabalha com a hipótese de tentativa de suicídio, mas não descarta a possibilidade de ele ter sido baleado durante um assalto.

MORREU a Secretária Municipal de Habitação e Bem Estar Social de GUARULHOS, NAJLA JAMILE, de 62 anos, num acidente de carro na região de CALDAS NOVAS, entre CRISTIANÓPOLIS e PIRACANJUBA – GOIÁS. Sua irmã, NÁDIA MARIA SEABRA SANTOS, de 56 anos, também faleceu no acidente. Ambas seguiam para a festa da posse do LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, em BRASÍLIA. Quem dirigia o GOL era a filha de NAJLA, LETÍCIA  SANTOS MACHADO DE ARAÚJO, de 28 anos, que apenas sofreu ferimentos leves.

A festa de Réveillon dos norte–americanos ALAN SPENCER, de 32 anos, que mora no BRASIL como oficial da Marinha de seu País, e de seu amigo RANDALL THOMAS GARTEISER, de 29 anos, ficou adiada para as próximas semanas. Hoje, pouco depois das 6 horas, eles caíram da varanda do apartamento que alugaram na praça GENERAL OSÓRIO, em IPANEMA, zona sul do RIO. A queda de oito andares, cerca de 35 metros, foi amortecida pela estrutura metálica do toldo do restaurante RIO NÁPOLIS, que funciona no térreo. SPENCER sofreu luxação no ombro direito e um corte no couro cabeludo e GARTEISER fraturou o fêmur. Ambos foram atendidos no hospital MIGUEL COUTO e transferidos para o hospital SAMARITANO, em BOTAFOGO. Os dois estavam hospedados no prédio com mais três amigos, também americanos. SPENCER, GARTEISER e seu amigo NELSON COOK foram observar o que acontecia num dos quartos, onde um dos amigos se divertia com uma prostituta. A grade da pequena varanda não suportou o peso dos curiosos. COOK segurou-se e não se machucou.

Três médicos americanos foram mortos a tiros, hoje, e um quarto ficou gravemente ferido num ataque perpetrado por um militante islâmico integrante da rede terrorista AL QAEDA. Os médicos trabalhavam num hospital administrado pela organização cristã Conselho Missionário Internacional da Convenção Batista do Sul, localizado na cidade de JIBLA, 180 km ao sul de SANAA: MARTHA MYERS, WILLIAM KOEHN e KATHLEEN GARIETY. O autor do atentado, ABED ABDEL RAZAK KAMEL, é estudante da Universidade AL IMAN, considerada um centro fundamentalista. O atirador, preso logo depois do ataque, disse que faz parte de uma célula formada por cinco ativistas islâmicos. KAMEL disse ainda que tinha atirado nos quatro médicos para “purificar” sua fé e “estar mais perto de DEUS”. Ele entrou no hospital fazendo-se passar por ferido. Uma vez no interior do hospital, empunhou um fuzil KALASHNIKOV que trazia coberto pelas roupas, dirigiu-se a uma sala onde os médicos estavam reunidos e abriu fogo indiscriminadamente.

DANIEL ARAP MOI passou a espada do Comando Militar no QUÊNIA a seu sucessor, MWAI KIBAKI. Eleito novo presidente nas eleições de 27 de dezembro, KIBAKI tomou posse hoje.

A explosão de uma bomba destruiu parte de uma estátua esculpida em homenagem a FERDINANDO MARCOS, ex–ditador das FILIPINAS, instalada em TUBA, na província de BENGUET, a 210 km ao norte de MANILA. Ninguém ficou ferido na explosão que destruiu os olhos, o nariz e parte das orelhas da estátua, erguida em 1981.

Um incêndio em uma prisão no norte do IRÃ deixou 27 mortos e cerca de 50 feridos. “O incêndio na cidade de GORGAN matou e feriu um certo número de detentos”, disse ABBASALI ARAB, chefe das prisões provinciais.

O movimento raeliano, que anunciou no dia 27 de dezembro o suposto nascimento do primeiro clone humano, uma menina apelidada de EVA pela seita, afirmou que o bebê foi para casa e que as amostras de seu DNA poderão ser retiradas a partir de 31 de dezembro. A bioquímica BRIGITTE BOISSELIER recusou-se a indicar o local de domicílio dos pais, que seria um casal de americanos. Ainda disse a bioquímica que o resultado dos testes de DNA estará disponível dentro de uma semana.

A cantora DIANA ROSS, de 58 anos, foi presa na madrugada desta segunda–feira acusada de dirigir alcoolizada. Os testes mostraram que DIANA tinha 0,20% a mais de álcool no sangue do que o permitido. A cantora esteve em maio em um centro de reabilitação.

A escritora MARY WESLEY, que publicou seu primeiro livro aos 70 anos e desde então começou a produzir uma seqüência de best sellers, morreu hoje aos 90 anos. A autora de THE CAMOMILE LAWN e A SENSIBLE LIFE era famosa pela sexualidade de seus personagens.

Às 22 horas, assisto na GLOBO o filme SHAKESPEARE APAIXONADO, de 1998, com GWYNETH PALTROW, JOSEPH FIENNES, COLIN FIRTH, BEM  AFFLECK, GEOFFREY RUSH e JUDI DENCH. O jovem SHAKESPEARE sofre um bloqueio que o impede de escrever a nova peça, uma  história  de  amor  trágica. Quando se apaixona por LADY VIOLA, incorpora o próprio romance ao processo criativo. Ela também se faz passar por homem para conseguir um papel na peça. Uma delícia de filme que explica o artista (o grande SHAKESPEARE) por meio de sua obra, a partir da constatação óbvia de que existem poucos dados biográficos confiáveis sobre ele. Vencedor de SETE OSCARS, entre eles melhor filme, roteiro, atriz e atriz coadjuvante.     

2 003   :   -    TERÇA-FEIRA
Há CEM ANOS nascia CÂNDIDO PORTINARI. Para celebrar a data, uma missa de AÇÃO DE GRAÇAS está sendo realizada às 11 horas na Igreja da CANDELÁRIA, no RIO. Na cidade natal do pintor, BRODOSWKI, estão programadas atividades para o público de todas as idades. As comemorações continuarão ao longo de 2004 com exposições e catálogo raisonné.

Recebo um telefonema do Cel MENDES por volta das 8:15 horas. Ele quer saber se a carta do CARRARO foi publicada no jornal O ESTADO. Digo-lhe que não. Fica marcada uma reunião para a tarde, por volta das 16:30 horas, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Calor de 32 graus. Viajo, de pé, numa van. Chego cansado no MMDS. Encontro SILVA, OREZ e VICTÓRIO com muita disposição no sentido de relacionar todas as nossas atividades em 2003, passando por uma triagem rigorosa, para depois arquivar toda a documentação. Não há tempo nem para conversas. O trabalho ali é sério. Depois chegam CRISTIANO e RAFAEL, colaborando na faxina. ELÁDIO já estava presente quando cheguei. Permaneço nessa atividade durante um bom tempo, principalmente porque vou apenas às 16:30 horas para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ali já se encontram o Cel MENDES e o Sr. MARCONDES. O advogado CARRARO demora um pouco para chegar. Ele mostra uma carta que enviou para publicação no jornal O ESTADO, com destino certo: governador GERALDO ALCKMIN, a respeito da troca da sigla MMDC para MMDCA, como pretende o PROJETO-DE-LEI aprovado na Assembléia Legislativa. Depois de muita conversa, onde se misturou túnel NOVE DE JULHO, Monumento-Mausoléu, Aliança da Misericórdia e muitas outras coisas, ficou decidido que o Sr. GERALDO, como presidente do MMDC, irá até o Palácio do Governo, na segunda-feira, dia 5 de janeiro, com o intuito de  marcar uma audiência com o governador, a fim de mostrar a ele a incoerência histórica em tentar mudar a sigla depois de transcorridos 71 anos. Perdemos tempo com essa situação, pois bem poderia ficar para a semana que vem. Nada se fará nesses dias finais de 2003 e nos quatro primeiros dias do ano novo. O Cel MENDES leva-me, em seu carro, até perto da estação ARMÊNIA. Regresso a GUARULHOS. Em casa, LUCINDA conta-me que o seu irmão JOSÉ pediu cem reais para comprar insulina (ele é diabético). O JOÃO leva-me de carro até um caixa eletrônico para sacar essa quantia, emprestando-a ao JOSÉ.

DA JANELA DO ÔNIBUS, O “ADEUS” A FRANCO DA ROCHA. Dois ônibus começam a manobrar no pátio externo da Unidade 31 da FEBEM. Os últimos 54 adolescentes infratores vão deixar a mais conturbada das unidades da fundação. Alguns puxam a cortina da janela e acenam. Entre eles está POPEYE, um dos quatro internos responsabilizados pelo assassinato de dois colegas num alojamento da 31, em agosto. Observando tudo, o governador GERALDO ALCKMIN. Quando os jovens vão embora, é a vez dele fechar o portão da 31, dizendo “Não tenha a menor dúvida: isso é um alívio”.
 
Os preparativos para o réveillon agitaram hoje a vida dos paulistanos que pretendem comemorar a passagem do ano na Capital. Milhares de famílias enfrentaram uma verdadeira maratona em busca das melhores frutas e flores para a ceia e de roupas brancas e lingeries coloridas, para trazer sorte em 2004. O dia também contou com uma comemoração antecipada do ANO-NOVO. Ao meio-dia, a Associação Comercial de SÃO PAULO, na Rua BOA VISTA, coloriu o céu da cidade com 55 mil balões coloridos e uma queima de fogos. A Rua BOA VISTA ficou interditada por quase meia hora, mas isso não irritou os motoristas, que resolveram parar seus veículos para ver os balões. Completando o cenário multicolorido, em tons rosa, amarelo, verde, azul e lilás, um arco-íris surgiu no exato momento da homenagem.

REVELADO o resultado positivo do exame antidoping da atleta brasileira MARIZETE REZENDE, campeã da SÃO SILVESTRE em 2002. Feito após a vitória da corredora na meia maratona do RIO DE JANEIRO, em agosto. MARIZETE, que não disputou a última SÃO SILVESTRE, alegando má condição física, disse que tomou um remédio para anemia treze dias antes da prova.

A gravidez da estudante MILAIDY SOUZA MOTA, de 16 anos, fez com que ela e seu pai, EDGERSON MOTA, de 43, fossem assassinados em casa, na Cidade JÚLIA, zona sul de SÃO PAULO. Os matadores, o ex-namorado da adolescente e dois amigos, mataram MILAIDY e MOTA com pedradas e pauladas e depois colocaram fogo nos corpos. Os irmãos menores da jovem presenciaram o crime. As crianças ficaram trancadas no banheiro e o pai mantido na sala, onde viu a filha, grávida de dois meses, ser estuprada no quarto pelo trio. Pai e filha foram mortos e o trio usou álcool para incendiar os corpos. EDGERSON, de 12 anos, e BIANCA, de 10, conseguiram se soltar e fugir antes de a casa pegar fogo.

Um helicóptero que levava PAPAI NOEL para festas de rua na SÉRVIA caiu hoje, ferindo pelo menos sete pessoas. O acidente foi em KRAGUJEVAC, na região central. A aeronave caiu perto das crianças que esperavam PAPAI NOEL. A causa do acidente não foi divulgada. Os sérvios festejam o NATAL em 7 de janeiro, conforme a tradição dos cristãos ortodoxos. As crianças, porém, ganham presentes no ANO-NOVO.

MORREU em MOSCOU, aos 77 anos, o escritor russo VLADIMIR BOGOMOLOV, cujo romance IVAN foi levado às telas pelo cineasta ANDREI TARKOVSKI (A INFÂNCIA DE IVAN, de 1962). O escritor, que se alistou no Exército soviético aos 15 anos, para combater HITLER, foi o autor também de AGOSTO DE 1944.

FALECEU em NOVA YORK, o escritor, roteirista e ensaísta, JOHN GREGORY DUNNE, autor de TRUE CONFESSIONS. Foi marido da também autora JOAN DIDION (de O ÁLBUM BRANCO). DUNNE tinha 71 anos e teve um ataque cardíaco em seu apartamento em MANHATTAN.

MORREU de câncer, na capital francesa, o escultor DANIEL POMMEREULLE, que trabalhou nos anos 60 e 70 com cineastas como TRUFFAUT, GODARD e ROHMER. Artista provocador, tinha 66 anos e lutou contra o mercantilismo que dominou a arte.

2 004   :    -   QUINTA-FEIRA
Iniciamos hoje o penúltimo dia do ano. Na minha biblioteca vou organizando toda a papelada relativa a 2004, que será arquivada a fim de possibilitar o início de 2005. Também trabalho no computador, já encerrando 2004 com a colocação das últimas notícias referentes à tragédia na ÁSIA.
Os jornais anunciam que JOSÉ SERRA já “fechou” os nomes daqueles que irão constituir a sua equipe de governo. A Prefeitura terá vinte secretarias, só uma a menos do que a de MARTA.

Muito calor nesta manhã. Estou com um zumbido nos ouvidos e acho que isso é devido à pressão alta, muito embora esteja tomando “religiosamente” os remédios AMSLOVAC e RENALAPRIL. Vou para a cidade de SÃO PAULO, a fim de despedir de companheiros que trabalharam comigo durante todo esse ano de 2004. Encontro MÁRIO MARGARIDO em plena atividade de balanço de tudo o que nós fizemos no ano que está se findando. Ajuda-o VICTÓRIO. Enquanto isso, no RESIDENCIAL TOWER, uma filial de nossas atividades, comandada pelo CRISTIANO, temos uma reunião por volta das 14 horas. Ali também estão AMÉRICO, RONALDO, FÁBIO e RAFAEL. Comentamos muito as tristezas que abalaram o mundo com a tragédia que abalou a ÁSIA. A contagem dos mortos ultrapassa 123 mil nesta manhã. Ainda não se sabe ao certo quantas pessoas pereceram nessa terrível tragédia, sem dúvida a maior dos últimos quarenta anos.  Ainda vou passar pelo BANESPA, em companhia do RONALDO. Este, gentilmente, acompanha-me até o METRÔ SÉ. Não estaremos juntos no final do ano e somente voltaremos às atividades na segunda-feira, dia 3 de janeiro de 2005.
O PÁTIO DO COLÉGIO se transformou hoje em palco. E o show ficou por conta dos 110 mil balões preparados pela ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO para enfeitar a cidade como forma de celebrar a chegada do ANO NOVO. A idéia surgiu em 1991, com os office-boys da Associação. Eles buscavam uma forma de celebrar o fim de ano que fosse menos poluidora do que a tradicional chuva de papel picado. Na época, os office-boys compraram cem balões, que foram soltos no centro da cidade.
 
O retorno para GUARULHOS também é embaixo dos 30 graus. LUCINDA comunica-me que o TENENTE BARRETO telefonou e disse que entregou a ATA e o NOVO ESTATUTO para o CORONEL Res JAIRO PAES DE LIRA, pois irá viajar com a família. Acredito que apenas em 2005 iremos ter notícia desses importantes documentos que modificam a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A Sociedade irá abrir sua porta somente no dia 10 de janeiro. Por causa de seu gênio terrível, o presidente está sozinho. Não tenho notícias dele desde o dia 17 de dezembro, quando aconteceu a Assembléia Geral.

O real se valorizou frente ao dólar pelo segundo ano consecutivo, mas em ritmo menor. A moeda norte-americana acumulou uma queda anual da ordem de 8,5%, ante os 18% em 2003. Nesta quinta-feira a divisa recuou 0,48% e terminou cotada a R$2,654 na venda e a R$2,562 na compra, em mais um dia marcado por poucos negócios devido à proximidade do feriado de ANO NOVO. Esse é o menor valor do dólar desde 10 de junho de 2002 (R$2,636).

Apesar de o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ter sancionado hoje a LEI DAS PPPs (PARCERIA PÚBLICO PRIVADAS), o resultado concreto da nova modalidade de concessão pública – o início de obras – só deverá ser visto em 2005. Ainda é preciso regulamentar a lei, selecionar projetos viáveis para as PPPs e abrir as concorrências para os empreendimentos, antes que os investimentos de fato aconteçam. As PPPs foram tratadas pelo presidente e os ministros presentes na cerimônia como um novo marco institucional que ampliará a capacidade de investimento em obras prioritárias para o país.

Nesse penúltimo dia do ano foi realizada a CORRIDA DE SÃO PILANTRA, paródia a de SÃO SILVESTRE, levando pessoas fantasiadas à avenida PAULSITA. A corrida é organizada pelo Sindicato dos Bancários.

Além da realização de um sonho pessoal, a oportunidade de dirigir uma equipe de ponta da EUROPA vai representar também a independência financeira para o técnico WANDERLEY LUXEMBURGO. Ele desembarcou hoje em MADRI, às 10 horas (horário local), e em seguida assinou contrato de 18 meses com o milionário REAL MADRID, que vai lhe pagar mensalmente 250 mil dólares de salário. LUXEMBURGO teve uma chegada triunfal no aeroporto internacional de MADRI, MANOEL BARAJAS. Embora estivesse acompanhado de celebridades como os craques ROBERTO CARLOS e RONALDO e da modelo DANIELA CICARELLI, o ex-treinador santista atraiu toda a atenção das dezenas de jornalistas que aguardavam o desembarque do grupo. Os demais quase passaram despercebidos.
 
O promotor de Justiça substituto de IGUAPE, THALES FERRI SCHOEDL, 26 anos, foi autuado em flagrante na manhã desta quinta-feira, acusado de ter baleado dois jovens na saída de um “luau” na praia da RIVIERA DE SÃO LOURENÇO (que abriga um condomínio de alto padrão), em BERTIOGA. Uma das vítimas morreu e outra estava na UTI do hospital SANTO AMARO, no GUARUJÁ, até o final da noite. Os jovens passavam férias na cidade. O promotor contou à polícia que foi à RIVIERA para fazer uma “surpresa de fim de ano” à namorada MARIANA OZORES BARTOLETTI, 19 anos. Ele foi encontrá-la num “luau”, onde ficaram até às 4 horas. Na saída, o casal discutiu com um grupo de jovens. SCHOEDL acusou os jovens de terem mexido com sua namorada e, durante a discussão, sacou uma pistola 380 mm. O promotor disparou algumas vezes para o chão e depois contra o grupo, atingindo dois rapazes. O delegado ALBERTO CORAZZA explica que o promotor disparou doze vezes. O promotor negou que tenha ingerido bebida alcoólica. Uma das vítimas, DIEGO MENDES MODANEZ, 20 anos, que era jogador de basquete, morreu na SANTA CASA DE SANTOS. Já o outro rapaz, o estudante FELIPE SIQUEIRA CUNHA DE SOUZA, 20 anos, foi operado durante a tarde no hospital SANTO AMARO, no GUARUJÁ. O estado dele era grave, mas estável. O promotor fugiu do local e foi detido duas horas depois, na rua, já em companhia do seu advogado. SCHOEDL disse que estava a caminho do DP de BERTIOGA, aonde iria se entregar. Na delegacia, foi autuado em flagrante por homicídio doloso e tentativa de homicídio. Por ser promotor, SCHOEDL terá um tratamento diferenciado, garantido por lei. O inquérito, que deve ficar pronto em cinco dias úteis, não será conduzido pela polícia, mas por colegas do promotor da Procuradoria-Geral de Justiça. No final da tarde, SCHOEDL foi trazido à capital, onde foi ouvido pelo procurador-geral de Justiça, RODRIGO PINHO. Em seguida, foi levado a uma cela especial na sede do REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA “NOVE DE JULHO”. Ali, o promotor vai dividir o xadrez com o juiz MARCO ANTÔNIO TAVARES, condenado pelo assassinato da mulher, MARLENE APARECIDA MORAES TAVARES, em 1997, em JACAREÍ.

Aos três anos de idade, o menino LUIZ FERNANDO PELEGRINI CASTELLAN ENGLER morreu ao ser estrangulado pelo vidro elétrico do veículo TOYOTA COROLLA, de sua tia-avó, em SANTOS. A família ficou traumatizada. ADRIANA ENGLER, tia do garoto, interrompeu a viagem do final de ano por conta do ocorrido. “Ninguém sabe ao certo como aconteceu. Quando a família se deu conta o menino estava estrangulado no vidro do veículo”. O menino só foi libertado após um amigo da família encontrar as chaves do carro, jogadas entre os bancos dianteiros. LUIZ FERNANDO chegou a ser levado a um pronto-socorro, onde foi constatada a morte por asfixia e estrangulamento.

CARLOS ALBERTO BERTTI, 53 anos, assessor do vereador ELISEO GABRIEL, foi morto ontem à noite com um tiro no peito, no largo da Igreja SÃO JOSÉ DO MARANHÃO, no PARQUE SÃO JORGE. BERTTI chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu e morreu às 23 horas. Seu carro, um FIAT BRAVA, estava estacionado a cerca de dez metros de onde o corpo foi encontrado.

A adolescente VAINAME DE JESUS, de 13 anos, voltou hoje a CASCAVEL, a 500 km de CURITIBA, 20 meses depois de ter saído para um passeio de 90 dias a TARANTO, no sul da ITÁLIA. Ela viajou com um casal de italianos, mas problemas na documentação fizeram com que acabasse em um abrigo e, depois, sob a guarda de outro casal. A menina reintegrou-se à família para “reconquistar os laços de afetividade”, segundo o juiz da Vara da Infância e Juventude, SÉRGIO KRENZ.

A votação de 12 emendas no projeto que altera o plano de carreira do magistério e o trabalho dos servidores do Instituto de Previdência do Funcionalismo acabou em pancadaria na Câmara Municipal de GUARULHOS, hoje à noite. Com apitos e gritaria, os servidores tumultuaram a sessão, que começou às 17 horas. O presidente da Câmara, SEBASTIÃO BISPO ALEMÃO, pediu a intervenção da Guarda Civil e da Polícia Militar para garantir a segurança no local. Manifestantes invadiram o plenário, entrando em conflito com a Guarda Civil. Dois vereadores ficaram feridos e outras pessoas saíram correndo para não ser atingidas por cadeiras atiradas pelos sindicalistas.

Um casal foi libertado às 15:30 horas, depois de passar 20 horas em cativeiro. Os policiais militares do 31º Batalhão de Polícia chegaram à casa da Rua dos VIGILANTES, na VILA ANY, em GUARULHOS, depois que um telefonema anônimo informou sobre o local. As vítimas, um homem de 25 anos e uma mulher de 29, haviam sido seqüestradas no começo da noite de ontem em CANGAÍBA. O casal estava em um MAZDA quando foi dominado pelos criminosos, que pretendiam fazer um seqüestro relâmpago.

Lentidão e tragédia marcaram o final do ano do paulistano nas estradas que dão acesso ao litoral do Estado. Na rodovia PADRE MANOEL DA NÓBREGA, assaltantes aproveitaram o tráfego intenso para atacar motoristas. Tentaram roubar um delegado e acabaram matando a mulher dele. A mulher do delegado FÁBIO AMARAL ALCÂNTARA, do Setor de Investigações Gerais (SIG), da 4ª Seccional, zona norte, foi assassinada por criminosos em tentativa de roubo na pista congestionada da rodovia PADRE MANOEL DA NÓBREGA,  na altura do km 280, em SÃO VICENTE. Os bandidos fugiram sem levar nada. EDINALVA APARECIDA SALVIANO ainda chegou a ser socorrida no pronto-socorro de CUBATÃO.

Figura lendária do jazz e do swing, o clarinetista ARTIE SHAW morreu hoje em sua casa, na CALIFÓRNIA, de causas naturais. Símbolo da era das big bands, ele tinha 94 anos. SHAW viveu o auge de sua carreira nas décadas de 1930 e 1940, após sua versão de BEGIN THE BEGUINE, clássico de COLE PORTER, liderar as vendas nos EUA por seis semanas seguidas. Aos 28 anos, a fama e os altos cachês o punham ao lado de BENNY GOODMAN, TOMMY DORSEY e GLENN MILLER. Aos 28 anos, colecionava sucessos como FRENESI, MOONGLOW e STARDUST. Na década de 1940, foi descoberto por HOLLYWOOD, estrelando em filmes como DANCING COED. Foi nas filmagens, aliás, que conheceu a terceira de suas oito mulheres, a atriz LANA TURNER, a primeira de uma série de celebridades – a lista incluiria ainda AVA GARDNER. A fama, porém, nunca lhe agradou. E, incomodado com a falta de privacidade proporcionada pelo mundo artístico e maníaco por perfeição, ele abandonaria os palcos em meados da década de 1950. Desde então, dedicou-se exclusivamente à literatura, tendo publicado coletâneas de contos. Voltou à música apenas uma vez, em 1981, para uma reunião de sua orquestra. No início de 2004, recebeu um GRAMMY especial pelo conjunto de sua carreira.

O número de mortos pelos tsunamis que atingiram domingo o sul da ÁSIA e o leste da ÁFRICA subiu hoje para mais de CENTO E VINTE E CINCO MIL, enquanto sobreviventes disputavam suprimentos de alimentos e água potável. Ao mesmo tempo, três tremores secundários – que atingiram cinco graus na escala RICHTER – voltaram a causar pânico na região e levaram a ÍNDIA a emitir um alerta para o risco de outro tsunami. “As ondas estão chegando, as ondas estão chegando!”, gritavam indianos numa praia de TAMIL NADU ao fugir para o interior depois de ouvir o alerta transmitido por alto-falantes. Na ÍNDIA, TAILÂNDIA, INDONÉSIA e SRI LANKA, milhares de pessoas – incluindo militares e socorristas – correram para refugiar-se no telhado de casas e em outros lugares altos e foram interrompidos os trabalhos de busca de sobreviventes, remoção de corpos e envio de ajuda, mas o temor mostrou-se infundado.

2004 foi um ano recorde de desastres naturais. Entre eles estão 70 terremotos e 10 erupções vulcânicas. Um forte tremor no MARROCOS matou 640 pessoas em fevereiro. Outro em NIGATA, no JAPÃO, deixou 40 mortos e danos avaliados em 30 bilhões de dólares, tornando-se o terceiro terremoto mais caro de todos os tempos. Mas desastres relacionados ao clima representaram 90% de todas as perdas seguradas. Um furacão diante da costa brasileira foi o primeiro registrado no ATLÂNTICO SUL, onde os mares sempre foram considerados frios demais para gerar esses monstros destrutivos. Os furacões CHARLEY, FRANCES, IVAN e JEANNE varreram ilhas do CARIBE. Os quatro então atingiram a costa da FLÓRIDA num período de poucas semanas, tornando a estação de furacões a mais cara de todos os tempos, com perdas econômicas de 60 bilhões de dólares e perdas seguradas de mais de 28 bilhões de dólares. O JAPÃO foi atingido por dez ciclones tropicais – mais do que qualquer outro ano desde o início dos registros, há meio século – e três tufões causaram perdas econômicas estimadas em 10 bilhões de dólares. Em maio, o meio-oeste americano foi sacudido por temporais e cerca de 85 tornados, que deixaram um rastro de destruição que custou mais de um bilhão de dólares. Especialistas em riscos naturais e ministros do mundo todo se reunirão em KOBE, JAPÃO, em 18 de janeiro para tratar dos desafios técnicos, financeiros e políticos da preparação para esses horrores.

FALECEU MARCELO MARIO SAJEN, considerado o maior estuprador da ARGENTINA e um dos maiores do mundo. SAJEN era acusado de violentar 61 mulheres. Era casado e tinha seis filhos. Na década de 1980, já havia cumprido pena por estupro. Ao ser preso, deu um tiro na cabeça. Aos 39 anos, em CÓRDOBA.

2 005  :  -   SEXTA-FEIRA    8521582/  2  /19181/  - 931831/ 154 H12113.
Morreu em SÃO PAULO o diretor e cenógrafo GIANNI RATTO, aos 89 anos, italiano que veio ao BRASIL em 1954 para dirigir o TEATRO MARIA DELLA COSTA e aqui ficou. Ele nasceu em MILÃO, em 27 de agosto de 1916. Um resumo de sua biografia está constando de minhas memórias por ocasião do lançamento de seu nascimento. Deixou acervo de grande valor documental – só desenhos são mais de cinco mil. Em março de 2010, com a inauguração do INSTITUTO GIANNI RATTO, toda sua obra estará disponível para consulta.
Numa manhã de muito calor, vou tarde para SÃO PAULO. A sexta-feira começou ruim. LUCINDA está atarantada porque a geladeira deixou de funcionar no período da noite. Tira muitos alimentos que se estragaram e pede para o JOÃO GOMES ir atrás de um técnico. Quando estou saindo de casa, está chegando o sr. PEDRO,  que deverá dar um jeito na geladeira.
VICTÓRIO presta contas do ano que passou. AMÉRICO e RONALDO apresentam o organograma das atividades do “PLANO 2006”, que começa às 8:30 horas do dia 2 de janeiro. Durante algumas horas vamos conversar sobre esse assunto. Durante cerca de um mês essa operação deverá transcorrer com informações e relatórios periódicos. Peço para serem evitados todos os erros do passado. Em época anterior tivemos de punir alguns oficiais que não souberam se conduzir bem. Houve até processos por causa de corrupção. Além disso, os oficiais contam o que pretendem fazer nesse final de ano.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC está fechada. Também não funcionam os bancos. A PMESP fecha as portas de seus quartéis. A AORRPM não atende nesta sexta-feira. As conduções estão tranqüilas e a cidade está vazia. Antes das 16 horas, estou de retorno para GUARULHOS. Não estou bem nesta tarde. Sou obrigado a deitar. Mais tarde, pela internet, recebo quatro fotografias antigas enviadas pelo ADALVO. Duas delas são de minha mãe, tiradas há mais de trinta anos, bem como outras onde eu apareço em aniversários transcorridos em POÁ. São momentos de saudades. Respondo também a e-mails encaminhados pelo GINO STRUFFALDI e pelo “PRÓ-STUDIO SP”, que está empenhado em fazer um curta metragem sobre a Revolução de 32, em 2006.

A forte chuva que atingiu a Capital no final da tarde provocou o rompimento do muro de contenção das águas do Córrego RIO VERDE, em ITAQUERA, na zona leste. Com a “porta aberta”, as águas invadiram casas e estabelecimentos comerciais na rua PADRE VIEGAS DE MENEZES e nas avenidas CONTORNO e TOMAZZO FERRARA, a mais afetada. Pelas ruas, o cenário era desolador: lama por todos os lados e objetos perdidos. Um outro ponto de alagamento na Cidade ocorreu na Avenida AYTON PETRINI, na PENHA, também na zona leste, mas a região estava transitável. A chuva continuou à noite em pontos isolados da Cidade. Choveu granizo em GUARULHOS, onde alguns bairros também ficaram alagados.

Estréia nesta sexta-feira o filme “OS PRODUTORES”, baseado no musical sobre a BROADWAY. Nos anos 1950, o inescrupuloso produtor teatral MAX BIALYSTOCK (NATHAN LANE) recebe a visita do histérico contador LEO BLOOM (MATTHEW BRODERICK). A malandragem do primeiro e a habilidade financeira do segundo farão com que eles se juntem para aplicar um golpe aparentemente infalível; produzir uma peça fadada ao fracasso, fraudar os livros contábeis e ficar com o dinheiro investido pelos patrocinadores – no caso, um bando de velhinhas assanhadas que BIALYSTOCK seduz. Assim eles escolhem “PRIMAVERA PARA HITLER”, um musical que faz elogios ao ditador nazista. Um tema desses não tem como agradar a platéia. Quase todos vieram da montagem teatral – até a diretora SUSAN STROMAN. As exceções são WILL FERREL, como o alemão lunático que escreve a peça, e UMA THURMAN, no papel da voluptuosa secretária sueca ULLA. Não é a toa que parece teatro filmado, dos cenários às interpretações. Mas isso é proposital, para bagunçar ainda mais esse intercâmbio entre palco e tela. E a piada continua engraçada como se fosse contada pela primeira vez. Mas as coisas não vão acontecer como os espertalhões querem. 

O contrato do jornalista BORIS CASOY com a REDE RECORD foi rescindido hoje, em comum acordo, onze meses antes do vencimento. CASOY apresentava o JORNAL DA RECORD desde 1997. O principal motivo do fim do contrato foi o fato de a RECORD querer unificar toda a equipe de jornalismo da emissora. CASOY, que tinha um grupo de jornalistas que se dedicavam exclusivamente ao seu programa, não aceitava as mudanças propostas. Além disso, a direção da RECORD pretendia que o âncora dividisse a bancada do telejornal com uma apresentadora, a exemplo do casal que apresenta o JORNAL NACIONAL, da Rede GLOBO. Essa idéia nunca agradou CASOY. O apresentador também estava descontente com as freqüentes mudanças no horário do seu telejornal. As alterações vinham sendo feitas com objetivo de encontrar o melhor horário para a novela PROVA DE AMOR.  CASOY acertou sua saída com o dono da RECORD, bispo EDIR MACEDO. O contrato venceria no dia 30 de novembro de 2006. Junto com ele saíram a comentarista SALETE LEMOS, que freqüentemente o substituía, e o diretor do telejornal, DÁCIO NITRINI. O jornalista saiu hoje de férias. A RECORD deverá pagar uma multa a CASOY, mas o valor só será acertado daqui a um mês, quando ele voltar a SÃO PAULO. CASOY ainda não recebeu nenhuma proposta concreta de trabalho. Não se sabe quem vai apresentar o JORNAL DA RECORD. A emissora tem a intenção de contratar CARLOS NASCIMENTO, atualmente na BAND. BORIS CASOY foi para a RECORD em 1997, depois de passar nove anos comandando o TJ BRASIL, no SBT.

A escritora ZÉLIA GATTAI, de 89 anos, teve alta hoje, perto do meio-dia, quando deixou pela porta dos fundos o Hospital ALIANÇA, em SALVADOR. A viúva de JORGE AMADO e autora de “ANARQUISTAS, GRAÇAS A DEUS” estava internada desde terça-feira com problema cardíaco e edema pulmonar. ZÉLIA vai passar o ANO-NOVO em casa, em repouso, na companhia dos filhos, JOÃO e PALOMA.   

Considerado a maior autoridade da viola caipira, o músico mineiro RENATO ANDRADE, de 78 anos, morreu hoje de manhã, vítima de câncer no pulmão, em sua terra natal, ABAETÉ, região central de MINAS. ANDRADE vivia com a família, após descobrir que estava doente, em setembro deste ano. O velório está previsto para ser realizado na Câmara Municipal. ANDRADE tinha formação erudita. Estudou violino desde a infância, mas na década de 1970, resolveu deixar o instrumento que o acompanhava durante tantos anos para se dedicar à viola caipira. Não por acaso, ficou conhecido como o músico que levou a viola caipira para as salas de concerto. Depois de se mudar para o RIO, nos anos 1970, passou a realizar concertos de viola com maestros como EDINO KRIEGER, GUERRA-PEIXE e FRANCISCO MIGNONE. Foi pioneiro no gênero no BRASIL. ANDRADE ganhou fama também por seu virtuosismo, pela simplicidade harmônica, pela técnica apurada que desenvolveu: ele dominava diferentes afinações como cebolão, a rio abaixo e a afinação de guitarra. No currículo, ANDRADE trazia ainda uma série de trilhas sonoras para filmes e alguns trabalhos como ator. O primeiro álbum-solo que gravou foi “VIOLA FANTÁSTICA DE RENATO ANDRADE”, de 1977, uma referência para todo músico que queira tentar dominar o instrumento. Um de seus últimos registros foi “BRASIL MUSICAL”, de 1997, da série Instrumental BANCO DO BRASIL. Entre seus sucessos estão temas como SAGARANA, RELÓGIO DA FAZENDA e FOLIA DE REIS. No mês passado, novembro, ANDRADE fez o show de encerramento do 2 º Prêmio SYNGENTA DE MÚSICA INSTRUMENTAL DE VIOLA, no TEATRO ALFA, concurso realizado em SÃO PAULO. ANDRADE tinha acabado de completar 35 anos de carreira e ia comemorar a data com uma turnê por dez cidades de SÃO PAULO e MINAS, incluindo as capitais desses Estados, dentro do projeto NATURA MUSICAL.    

Faltou informação aos usuários no primeiro dia de bilhete único no Metrô e trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Muitas pessoas ficaram perdidas e surpresas com a novidade nas estações de trens da Linha C da CPTM (OSASCO-JURUBATUBA) e na Linha 2- VERDE do Metrô.

Um menino de 2 anos foi encontrado afogado em um tanquinho de lavar roupas em sua casa no ITAIM PAULISTA. Familiares afirmaram que a morte foi acidental, pois não teriam percebido que a criança brincava perto do eletrodoméstico. A polícia ainda investiga as circunstâncias da morte. MATEUS ALVES DO PATROCÍNIO vivia em uma casa humilde na rua RAIMUNDO DE NORONHA, com os pais e duas irmãs, de 4 meses e de oito anos. A morte aconteceu por volta das 16 horas de quinta-feira, dia 29. MATEUS estava em casa com a mãe e a avó, LUCINEIDE e MARIZETE ALVES PEREIRA. 

Considerado o mais experiente e competente cenógrafo do teatro brasileiro, o italiano GIANNI RATTO, de 89 anos, morreu hoje à tarde, em sua casa, em SÃO PAULO. Seu corpo será cremado, amanhã pela manhã, no Crematório de VILA ALPINA. Ele sofria de câncer na bexiga, detectado há dois anos, e morreu de falência múltipla de órgãos. O velório está sendo realizado em sua casa, no bairro do PACAEMBU. O cenógrafo nasceu em MILÃO, na ITÁLIA, em 27 de agosto de 1916. Logo no início da carreira, seus cenários foram premiados em GÊNOVA e VENEZA. Em seu país, assinou cenários para 130 espetáculos entre 1946 e 1952. Apesar de ter vivido e trabalhado com os mais famosos artistas do País, GIANNI RATTO costumava se pautar pela absoluta discrição.

O atacante brasileiro RONALDO, do REAL MADRID, ficará cerca de 14 dias fora dos gramados europeus. De acordo com os exames feitos hoje pelo Departamento Médico do clube espanhol, a contratura muscular na perna direita que o FENÔMENO sofreu durante o primeiro treino em MADRID após o NATAL, na quinta-feira, foi considerada leve. Apesar disso, RONALDO precisará de um descanso nos próximos dias. Neste período, o jogador realizará o tratamento médico para curar a lesão. O atacante ficará de fora dos jogos contra o ATHLETIC BILBAO, em BILBAO, no dia 3 de janeiro, pela COPA DO REI, e contra o VILLARREAL, domingo, dia 8, desta vez pelo CAMPEONATO ESPANHOL, também fora de casa. 

No ano em que astros como RONALDO e KAKÁ subiram ao altar, coube ao atacante LUÍS FABIANO encerrar a temporada de casamentos de jogadores. Nesta sexta-feira ele se casou com JULIANA CLEMENTE, em CAMPINAS, interior de SÃO PAULO. O casal, que já tem a filha GIOVANNA, de um ano e meio, oficializou a união diante de 200 convidados. Após a cerimônia, realizada em um hotel, eles viajaram para a ESPANHA, onde LUÍS FABIANO defende o SEVILHA. Ele ainda chegará a tempo de participar do último treino de 2005 com os companheiros de equipe, amanhã cedo.

MORREU o piloto NORMAN CASARI, primeiro a pilotar o carro que estabeleceu o recorde brasileiro de velocidade, o “CARCARÁ”. Aos 69 anos, de câncer, em PETRÓPOLIS.
    
As nevascas que atingem a EUROPA neste começo de inverno causaram o atraso de vários vôos nos aeroportos de PARIS e interdição de estradas em vários países da região. Como conseqüência das nevascas, a empresa que explora a TORRE EIFFEL se viu forçada a fechar o monumento ao público. A baixa temperatura congelou a umidade nas plataformas da torre, o que representava um risco para os turistas. Na POLÔNIA, pelo menos 23 pessoas morreram nesta semana. Na ITÁLIA, a temperatura baixou a até – 17O C. Em ROMA, um sem-teto de 22 anos foi encontrado morto diante da principal estação ferroviária da cidade. Na GRÃ-BRETANHA, a onda de frio é a mais rigorosa em dez anos.

Pelo menos 20 sudaneses morreram e mais de 50 ficaram feridos quando a polícia egípcia dispersou violentamente, hoje, um protesto de milhares de refugiados que exigiam ser removidos para outro país. Também ficaram feridos 75 policiais que retiraram  à força os refugiados, acampados havia três meses num parque municipal de um bairro afluente do CAIRO.

Três britânicos seqüestrados na quarta-feira na FAIXA DE GAZA foram soltos hoje, após negociações da Autoridade Palestina com os captores. KATE BURTON, de 25 anos, funcionária de uma ONG de defesa dos direitos humanos em GAZA, e seus pais foram capturados ao chegar do CAIRO. Um grupo desconhecido anunciou hoje ter libertado os três “como gesto de boa vontade” e ameaçou realizar outros seqüestros se ISRAEL não puser fim à zona de segurança que impôs no norte da FAIXA DE GAZA.

O poeta e jornalista JESÚS ORTA RUIZ, o “ÍNDIO NABORÍ”, morreu hoje, em HAVANA, aos 83 anos, deixando uma extensa e significativa obra. RUIZ participou do movimento de renovação poética ocorrido nos anos 1940 e 1950. Em declaração, o Ministério da Cultura diz que o poeta mesclava o popular com o erudito em sua obra. A causa da morte não foi divulgada.  

O americano FARRIS HASSAN, de 16 anos, é um garoto corajoso, mas não mede os riscos de seus atos. Decidido a conhecer de perto a realidade do IRAQUE, ele viajou sozinho e sem o conhecimento de seus pais. Após se dar conta dos perigos que corria, procurou jornalistas americanos que providenciaram seu retorno aos EUA.

Estou lendo PONTO DE IMPACTO, de DAN BROWN (autor de O CÓDIGO DA VINCI, ANJOS E DEMONIOS e FORTALEZA DIGITAL). Às vésperas da eleição presidencial norte-americana, uma incrível descoberta da NASA pode mudar todo o cenário político. A agência espacial encontra um enorme meteorito enterrado na geleira MILNE, no alto ÁRTICO, contendo fósseis – uma prova irrefutável da existência de vida extraterrestre. A extraordinária revelação é feita exatamente quando a NASA se torna uma questão central na disputa pela presidência. O candidato à reeleição, o presidente ZACHARY HERNEY, vem perdendo pontos com os ataques de seu oponente, o senador SEDGEWICK SEXTON, à ineficiência e aos gastos excessivos da agência espacial. Para evitar especulações sobre a autenticidade do meteorito, a CASA BRANCA convoca RACHEL SEXTON, analista do NRO – o Escritório Nacional de Reconhecimento, importante organização da comunidade de inteligência americana – e filha do adversário do presidente, para verificar os dados levantados pela NASA. Além dela, quatro renomados cientistas são enviados para o ÁRTICO, entre eles o oceanógrafo e apresentador de TV MICHAEL TOLLAND.  Quando começam a levantar suspeitas de fraude, os cientistas passam a ser caçados por uma equipe de assassinos profissional, controlada à distância por um inimigo poderoso que precisa elimina-los um a um para resguardar seu segredo. Tentando escapar da morte certa, RACHEL e MICHAEL enfrentam os perigos da gelada paisagem do ÁRTICO e inúmeras outras ameaças enquanto tentam descobrir quem se esconde por trás dessa genial armação. 

ASSISTO “DOOM – A PORTA DO INFERNO – Algo de estranho aconteceu em uma base espacial baseada no planeta MARTE. A tripulação entra em estado de quarentena nível cinco quando a comunicação com a TERRA é bruscamente interrompida. Uma equipe especialmente treinada para problemas desse gênero é chamada para entrar em ação. O problema é que o inimigo é totalmente desconhecido. Ação, terror e ficção se misturam nessa adaptação de um dos vídeo games mais violentos já feitos. 

2 006  :    -   SÁBADO    1/ 120215205181/ 11513/ 82 184774 22.
OUTRORA, AS ATITUDES INCISIVAS SE VOLTARAM CONTRA VOCÊ COMO SE FOSSEM BUMERANGUES. PORÉM, A PARTIR DE UM FUTURO BEM PRÓXIMO, AS COISAS SERÃO DIFERENTES, E VOCÊ PODERÁ ABRIR PASSAGEM COM A DEVIDA FORÇA DE VONTADE.

O ESTADO DE SÃO PAULO – PÁGINA A8 – INTERNACIONAL
SADDAM É ENFORCADO EM BAGDÁ. Segundo TV AL-HURRA, ex-ditador foi executado ao amanhecer na presença de clérigo muçulmano.   O ex-ditador do IRAQUE, SADDAM HUSSEIN, foi enforcado minutos antes das 6 horas de hoje em BAGDÁ (1 hora de hoje pelo horário de BRASÍLIA), anunciou a TV iraquiana AL-HURRA, emissora criada e financiada pelos EUA. A hora da execução foi combinada entre autoridades iraquianas e americanas. Por volta das 5:30 horas locais, um clérigo muçulmano chegou ao local para ouvir as últimas palavras do ex-ditador, deposto em abril de 2003 por uma invasão internacional liderada pelos EUA. O local exato da execução de SADDAM, que tinha 69 anos, não foi imediatamente divulgado. A TV informou apenas que ocorreu na chamada ZONA VERDE DE BAGDÁ, área que se caracteriza por um fortíssimo esquema de segurança.
Exilada na JORDÂNIA, RAGHD, filha de SADDAM, pediu que o corpo do ex-presidente seja enterrado provisoriamente no IÊMEN,  “até que o IRAQUE seja libertado e ele possa ser sepultado em seu país”.
Na terça-feira, dia 26, o Tribunal de Apelações do IRAQUE ratificou a sentença que, em novembro condenou o ex-ditador à morte por enforcamento. Ele, seu meio irmão, BARZAN AL-TIKRITI e o ex-juiz AWAD AL-BANDAR foram considerados culpados pela morte de 148 xiitas na cidade de DUJAIL em 1982.
Algumas horas antes da execução, um dos advogados de SADDAM disse à TV CNN que o ex-ditador havia aceitado seu destino. “Ele estava até sorrindo. Acho que estará sorrindo quando for executado”, disse NAJIB AL-NUAIMI, que se reuniu com SADDAM ontem.
Os dias que se seguiram à confirmação da sentença foram marcados por informações desencontradas sobre a data em que SADDAM seria enforcado. A lei iraquiana diz que, em casos como o do ex-ditador, “a punição deve ser executada dentro de 30 dias a partir da data em que o julgamento de tornar final e não apelável”. Assim, o prazo final para o cumprimento da sentença seria 26 de janeiro.
Mesmo ontem, a hora da execução demorou a ser confirmada. No fim da tarde, uma alta fonte do governo iraquiano disse a REUTERS que “muitas coisas mudaram nas últimas horas e ele pode ser enforcado esta noite (ontem), mas não é certo”. Algumas autoridades haviam levantado a possibilidade de que a sentença fosse cumprida apenas na semana que vem, após o término do feriado muçulmano de EID AL-ADHA, que começa hoje. “Todos os documentos necessários para a execução estão completos e o ex-presidente será executado ao amanhecer (de hoje) ou na quinta-feira, quando acabar a festa de AL-ADHA”, afirmou, horas antes do enforcamento, o deputado SAMI AL-ASKARI, ligado ao primeiro-ministro iraquiano, o xiita NURI AL-MALIKI.
Ainda à tarde, o chefe da equipe de advogados do ex-ditador informou que as forças dos EUA haviam transferido a custódia de SADDAM para os iraquianos. Segundo analistas, era um indício de que o enforcamento não demoraria muito para ocorrer. Mas outras fontes negaram.
Numa última tentativa de evitar o enforcamento, advogados de SADDAM entraram à noite com um pedido na Justiça dos EUA para tentar bloquear a transferência da custódia do ex-ditador às autoridades iraquianas. A petição foi negada.
Na quinta-feira, segundo BADEE IZZAT AREF, outro advogado de SADDAM, o ex-ditador recebeu a visita de dois de seus três meio-irmãos. De acordo com uma fonte do Ministério da Defesa do IRAQUE, que presenciou o encontro, SADDAM teria entregado seu testamento a um dos irmãos.
Preocupados com a reação que a execução de SADDAM pode provocar na população iraquiana, os ESTADOS UNIDOS avisaram que suas forças militares no IRAQUE estão preparadas para enfrentar uma eventual onda de violência. “As forças americanas estão obviamente em alto estado de alerta por conta da situação de segurança do momento”, disse um porta-voz do PENTÁGONO.
Ontem, mais três militares americanos morreram em confrontos ocorridos em BAGDÁ e arredores. Com isso, o mês de dezembro configura-se como o mais sangrento de 2006 para os militares dos ESTADOS UNIDOS no IRAQUE, com 106 mortos. Desde o início da guerra, em março de 2003, o total de militares americanos mortos no país do GOLFO PÉRSICO já alcança 2.993.

DIÁRIO OFICIAL DE 30 DE DEZEMBRO DE 2006
Publica a cessação, a partir de 1º de janeiro de 2007, dos efeitos do decreto publicado a 11 de março de 2006, que designou a CORONEL Fem PM FÁTIMA RAMOS DUTRA para responder pelo Expediente da CASA MILITAR do Gabinete do Governador.
Exonerando, a pedido, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO do cargo de Secretário de Estado, da Secretaria de Segurança Pública.
TRANSFERÊNCIAS DE CORONÉIS:
CORONEL PM ARIVALDO SÉRGIO SALGADO, do CPA/M-1 para o GABINETE DO COMANDO GERAL;
CORONEL PM NOEL MIRANDA DE CASTRO, da DP para o CPI-9;
CORONEL PM MIGUEL LIBÓRIO CAVALCANTE NETO, do Gabinete do Comando Geral para o CAES, passando à condição de adido ao EM/E;
CORONEL PM PAULO CÉSAR FRANCO, do CPI-9 para o CFSd;
CORONEL PM ISIDRO SUITA MARTINEZ, do CPI-9 para o CFAF;
CORONEL PM ADEMIR APARECIDO RAMOS, do CFSds para o CPI-9, designando-o Comandante;                                
CORONEL PM JOSÉ GUERRA JÚNIOR, do CPAmb para o CPI-4;
CORONEL PM DANIEL RODRIGUES, do CPI-4 para o CPRv;
CORONEL PM DAVID ANTÔNIO DE GODOY, do CPA/M-3 para a DP;
CORONEL PM FERNANDO SARMENTO ROCHA, do CPA/M-9 para o CPA/M-11;
CORONEL PM RENATO ALDARVIS, do CPA/M-6 para o CPI-6;
CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ, do CPRv para o CPI-3, mantendo-o adido ao EM/PM;
CORONEL PM RONALDO SEVERO RAMOS, do CPA/M-10 para o CPAmb;
CORONEL PM DAVI NELSON ROSOLEN, do CPA/M-4 para o CPI-2;
CORONEL PM EDUARDO FÉLIX DE OLIVEIRA, do CPI-6 para o CPA/M-10;
CORONEL PM JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES, do CPI-4 para o CPA/M-3;
CORONEL PM MARCO ANTÔNIO AUGUSTO, do CPI-3 para o CPA/M-4;
CORONEL PM AILTON ARAÚJO BRANDÃO, do CPI-8 para o CPA/M-1;
CORONEL PM MÁRCIO MATHEUS, do CPA/M-11 para o CPA/M-9;
CORONEL PM CLÁUDIO ANTÔNIO RISSOTTO, do CPI-5 para o CPA/M-6;
CORONEL Fem PM EURIDICE ORPHEU ALVES DE SOUZA, DO EM/PM para a APMSSP.
Designando o CORONEL PM ELIZIÁRIO FERREIRA BARBOSA para o exercício de função de Comandante do CPI-2.

Neste sábado, penúltimo dia de dezembro e do ano, procuro organizar minhas memórias. Sou surpreendido pelas notícias de jornais dando como principal manchete a execução de SADDAM HUSSEIN. Logo em seguida lanço essa notícia e outras mais em minhas memórias, através computador. LUCINDA levantou cedo para por a casa em ordem. Ela recebe a visita da manicure RANA, mulher do ERON, que lhe toma o dia inteiro.
Ao cair da tarde, chove muito.

Quatro pessoas que estavam desaparecidas na SERRA DO MAR desde quarta-feira, dia 27, foram encontradas hoje pela manhã, em ITANHAEM, pelo Comando de Operações Especiais da POLÍCIA MILITAR. Dois dos resgatados estavam debilitados, com hipoglicemia e muitas mordidas de insetos, e foram levados para a Santa Casa de SANTOS, mas não correm risco de morte. Os outros dois, enfraquecidos, foram atendidos e liberados.
Para o CORONEL PM JOVIANO CONCEIÇÃO LIMA, Comandante do Policiamento de Choque da PM, foi um “milagre” o grupo ter sobrevivido. “Nós os encontramos às margens do Rio SÃO LOURENÇO, na serra. Caso tivesse chovido forte, a inundação os teria matado”, disse.

O RIO DE JANEIRO viveu na noite de sexta-feira e nesta madrugada e manhã de sábado mais momentos de tensão e terror, com ataques de bandidos contra alvos policiais e civis e confrontos armados pelas ruas da cidade. Em BANGU, uma bomba de fabricação caseira foi lançada contra o prédio do 34 º DP por criminosos que passavam num carro na noite da sexta-feira. Policiais trocaram tiros com os suspeitos. Um morador de rua foi baleado na ação.
Por volta das 23 horas de ontem, um grupo com três homens armados começou a atirar contra a delegacia. Sete policiais revidaram. Na troca de tiros, o morador de rua EDUARDO DE OLIVEIRA RAMOS, que dormia, foi baleado no tórax. Ele foi levado ao Hospital ALBERT SCHWEITZER, em REALENGO. Antes de fugir, os bandidos jogaram a bomba, que explodiu a menos de 20 metros do prédio. O artefato fez um buraco na calçada e marcas dos estilhaços e dos tiros ficaram nos muros das calçadas vizinhas da delegacia. Um VECTRA de um policial teve a lataria furada por tiros.
Horas antes do ataque ao 34 º DP, policiais do 14 º BPM (BANGU) fizeram uma operação na FAVELA DO MUQUIÇO, em GUADALUPE. Cinco bandidos morreram. Hoje pela madrugada, novo tiroteio ocorreu, dessa vez na FAVELA NOVA HOLANDA, no COMPLEXO DA MARÉ, onde policiais do BPVE averiguavam informação de que um bando armado deixaria o local em dois carros, uma PICAPE S-10 e um GOLF, em direção à Avenida BRASIL. Ao chegarem à Rua TEIXEIRA RIBEIRO, os soldados se depararam com os suspeitos. Houve troca de tiros e, na fuga, os bandidos deixaram cair um saco com duas garrafas com dois litros de gasolina, três granadas de fabricação artesanal e um rádiotransmissor.

O camelô mineiro ELIAS BATISTA DOS SANTOS, de 41 anos, morreu hoje, por volta das 4 horas. Ele era um dos 28 passageiros do ônibus que foi incendiado por traficantes na quinta-feira, dia 28, na AVENIDA BRASIL. Com ELIAS, sobe para oito o número de mortos no ataque. Outras dez pessoas foram mortas em outros atentados comandados pelo tráfico na cidade. A modelo MARIA BEATRIZ FURTADO ARAÚJO, conhecida como BIA FURTADO, que também estava no ônibus, continua internada em estado grave.

A violência se ampliou no IRAQUE, nas horas seguintes ao enforcamento do ex-ditador SADDAM HUSSEIN. Pelo menos 72 pessoas morreram e 135 ficaram feridas em quatro atentados. SADDAM, de 69 anos, havia sido condenado pela morte de 148 pessoas em 1982. Ele foi executado às 6 horas (uma hora da madrugada no BRASIL), no edifício que sediava seu próprio serviço de inteligência, em BAGDÁ. Ao ser levado à forca, ele vestia um terno preto, aparentava perplexidade e segurava o ALCORÃO. No último momento, não deixou que lhe pusessem um capuz na cabeça, proferiu insultos contra o Ocidente e fez a profissão de fé muçulmana. Segundo um juiz que acompanhou o enforcamento, suas últimas palavras foram: “Este é meu fim, mas eu comecei minha vida como um combatente e um militante político, então a morte não me assusta”. Testemunhas contaram que a execução foi rápida – ouviu-se um estalo e o corpo pendeu inerte, assim ficando por dez minutos, até que a morte foi atestada.  A TV estatal IRAQIYA mostrou os momentos finais de SADDAM, mas não o enforcamento em si.
A família de SADDAM HUSSEIN decidiu hoje que o corpo do ex-ditador iraquiano será enterrado na cidade de RAMADI, distante cerca de 100 km de BAGDÁ. Segundo comunicado oficial de seus parentes, SADDAM havia pedido para ser enterrado em AWJA ou RAMADI. A opção foi tomada por “razões particulares da família e a situação da segurança predominante no IRAQUE”, diz a nota.
No vilarejo de AWJA estão enterrados dois filhos do ex-ditador, UDAY e QUSAY. Ambos foram mortos por tropas americanas em 2003.
Fontes do governo iraquiano e representantes legais de SADDAM disseram que o corpo do ex-ditador foi levado hoje para sua cidade-natal, TIKRIT, e entregue ao chefe da tribo ALBU NASIR, encarregado de prepará-lo para o sepultamento. A filha do ex-ditador, RAGHD, ainda discute com líderes de sua tribo e família o local do enterro. Desde 2003, RAGHD vive refugiada na JORDÂNIA acompanhada de sua irmã RANA e seus nove filhos. A viúva do ex-ditador, SAJIDA, e sua terceira filha, HALA, vivem em DOHA (QUATAR).
O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, afirmou em WASHINGTON que SADDAM “foi executado depois de ter um julgamento justo, do tipo que ele negou às vítimas do seu brutal regime”. BUSH acrescentou que isso não é o fim da violência no IRAQUE, mas “um passo importante para uma democracia capaz de se governar, se sustentar e se defender”.

“A UNIÃO EUROPÉIA tem uma posição consistente contra a pena de morte, a qual não deveria ter sido aplicada neste caso, mesmo que não haja dúvidas quanto à culpa de SADDAM com relação as violações dos direitos humanos”, declarou ERKKI TUOMIOJA, chanceler da FINLÂNDIA, país que preside a EU. A FRANÇA reiterou sua posição contrária  à invasão do IRAQUE.

Pelo menos 26 pessoas ficaram levemente feridas na explosão de um carro-bomba no estacionamento do Aeroporto de BARAJAS, em MADRI, hoje pela manhã. Duas pessoas, ambas equatorianas, estão desaparecidas. O governo espanhol atribuiu o atentado à organização separatista basca ETA. O ataque marca o fim de um cessar-fogo anunciado pelos extremistas em 22 de março e, segundo analistas, representa uma derrota política para o primeiro-ministro, o socialista JOSÉ LUÍS RODRÍGUEZ ZAPATERO.
Hoje mesmo, ZAPATERO suspendeu o diálogo com o grupo. “Foi o pior passo que os terroristas podiam ter dado”, disse. “O governo está determinado a exterminar essa praga”.

Um barco com 638 pessoas a bordo partiu-se e afundou hoje de madrugada no MAR DE JAVA, no arquipélago indonésio, em meio a uma violenta tempestade. Até a noite, apenas 59 sobreviventes haviam sido encontrados.
Por volta da meia-noite de sexta-feira, o ferryboat SENOPATI começou a ser atingido por fortes ondas da 40 km da ILHA DE MANDALIKA, no trecho final da viagem de 48 horas entre as ilhas de BORNÉU e JAVA, a principal do país. No último contato pelo rádio, o capitão disse que o barco, seriamente danificado, estava adernando, informou YAN SIMAMORA, comandante local da Marinha.
No porto de SEMARANG, destino do barco, dezenas de parentes e amigos dos passageiros aguardavam notícias. Mas o mar agitado e a má visibilidade atrapalhavam as buscas, realizadas por quatro navios da Marinha, várias outras embarcações e pelo menos duas aeronaves.  

Ao dar a luz a gêmeos hoje, uma espanhola de 67 anos conquistou uma marca importante: é a mãe mais velha do mundo. A gravidez dela foi possível graças a um tratamento especial. A mulher, que é mãe de primeira viagem, passou por uma cesária. Segundo o porta-voz do hospital de LA SANTA CREU E SAN PAU, em BARCELONA, mãe e filhos passam bem, embora os gêmeos ainda estejam recebendo cuidados numa incubadora. Antes da espanhola, a mulher mais velha a se tornar mãe havia sido uma romena, ADRIANA ILLESCU, que em janeiro, aos 66 anos, deu a luz um menino. Ela esperava gêmeos, mas uma das crianças morreu no útero.

O governador reeleito da CALIFÓRNIA, ARNOLD SCHWARZENEGGER recebeu alta do hospital de SANTA MÔNICA (EUA), após ser submetido a cirurgia na perna para corrigir uma fratura ocorrida quando esquiava no Estado de IDAHO.

2 007     :       -       DOMINGO
Mais um dia de alta temperatura. Estes últimos dias do ano estão sendo de muito calor. Para LUCINDA isso é um martírio. Ela sofre muitas dores na perna em que sofreu há vinte anos atrás uma trombose. Para mim o problema está relacionado à pressão alta. Fico desanimado.
Trabalho no computador durante um bom tempo neste domingo. Digito um artigo publicado no jornal FOLHA DA MANHÃ, de 10 de julho de 1956, referente ao 24º aniversário da Revolução Constitucionalista de 32.

Apresentadora do “FANTÁSTICO” desde 1998, a jornalista GLÓRIA MARIA surpreendeu o público com seu desligamento da principal atração dominical da televisão brasileira. Mas sua saída, dentro da REDE GLOBO, já era esperada, e por boas razões. O relacionamento de GLÓRIA com os colegas havia muito tempo não andava nos melhores termos. Além disso, sua imagem estava se tornando “tradicional” demais, em um momento em o “FANTÁSTICO” busca renovação. GLÓRIA estava prestes a partir de férias para ITACARÉ, na BAHIA, quando a emissora anunciou sua substituta: a repórter PATRÍCIA POETA, que participava do programa em reportagens especiais e faz sua estréia como apresentadora neste domingo.
Antes do “FANTÁSTICO”, GLÓRIA MARIA foi repórter especial do JORNAL NACIONAL por quinze anos. Ela cobriu a GUERRA DAS MALVINAS, em 1982, entrevistou personalidades mundo afora e fez reportagens em mais de 100 países. No programa dominical, seu temperamento difícil criou problemas de toda ordem. GLÓRIA costumava não respeitar horários e não se incomodava de deixar quem quer que fosse à sua espera. Volta e meia se estranhava com os colegas. Seu relacionamento com PEDRO BIAL, seu companheiro de vídeo, estava desgastada. Com RENATA CERIBELI, que comanda alguns quadros do “FANTÁSTICO” e a substituiu muitas vezes como apresentadora, a inimizade era explícita: havia muito tempo GLÓRIA nem sequer lhe dirigia a palavra. Mais recentemente, passou a implicar com PATRÍCIA POETA. Entre os cinegrafistas, seu destempero levava a maioria deles a torcer para não viajar com ela, ainda que o destino fosse dos mais atraentes.
Outro fator que contribuiu para o clima ruim entre GLÓRIA e a GLOBO foi seu crescente deslumbramento pelo festivo mundo das socialites. Compreende-se: com o passar do tempo, ela própria se tornou assunto do noticiário mundano. As revistas de celebridades empenham-se em descobrir seu novo namorado como se ela fosse estrela de novela. Também são muitas as reportagens dedicadas à sua aparência e à sua busca por um ar, digamos, jovial – ou, pelo menos, tão jovial quanto permitem os 35 anos de carreira. GLÓRIA detesta comentar temas relacionados à idade. O pavor de envelhecer é tamanho que ela proibiu qualquer menção a seu aniversário na redação do “FANTÁSTICO”.
Aproveitando as festas de fim de ano, ela se dedicou a uma de suas atividades preferidas: badalar. Depois de ITACARÉ, viajou para SALVADOR, onde passará o réveillon na festa de IVETE SANGALO. 

O cantor e compositor PAULINHO DA VIOLA e a atriz HELENA RANALDI foram vítimas da violência do RIO, hoje. Os dois chegaram a se encontrar na 16ª Delegacia de Polícia, na BARRA DA TIJUCA, na zona oeste, quando faziam boletins de ocorrência.
O sambista foi assaltado por cinco homens armados quando estava saindo de um restaurante na BARRA DA TIJUCA junto com sua esposa LILA RABELLO. Os assaltantes levaram a bolsa de LILA e a carteira de PAULINHO com documentos, cheques, dinheiro e objetos pessoais, além do veículo do cantor, um HONDA CIVIC.
Já a atriz escapou de um arrastão na LINHA AMARELA, que liga a zona oeste à região central do RIO. HELENA passou por quatro homens armados que estavam tentando parar os carros. “Meu primeiro movimento foi de parar, mas quando vi que eram apenas pistolas, me abaixei e acelerei o carro”, disse a atriz que conseguiu furar o bloqueio dos bandidos graças ao carro blindado. Marcas de balas ficaram no veículo.

Sol, calor, mar quente e praias lotadas trouxeram novos casos de banhistas atacados por águas-vivas na PRAIA GRANDE, na BAIXADA SANTISTA, no maior surto dos últimos tempos. Da noite de quinta-feira até as 20:30 horas de hoje, 256 pessoas deram entrada nos três prontos-socorros da cidade com lesões ocasionadas pelo contato com os animais, quatorze hoje. Isso sem contar as vítimas que não procuraram atendimento médico.

O ator, autor e diretor teatral Olayr Coan morreu na noite deste domingo ao bater seu carro contra uma carreta na rodovia Castello Branco. Coan estava a caminho da cidade de Porto Feliz, onde passaria o Réveillon com a mãe e os cinco irmãos.
O ator tinha 48 anos e estava sozinho no veículo. Na próxima sexta-feira ele estrearia o espetáculo O Mala no Teatro Folha. Segundo a assessoria do espetáculo, ainda não foi decidido se a peça será encenada.
Entre os últimos trabalhos do artista, destacam-se Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues, peça na qual atuou, em 2006. Dirigiu, em 2007, o espetáculo Drácula, no Teatro Cultura Inglesa, em São Paulo, e A Lua sobre o Tapete, que fez temporadas de sucesso no Centro Cultural São Paulo e no Teatro Fábrica São Paulo.
Em 1998, Olayr Coan foi indicado ao Prêmio Shell de melhor ator em São Paulo, por sua atuação no monólogo A Confissão de Leontina, adaptação do texto de Lygia Fagundes Telles.
O corpo de Olayr Coan será enterrado em Porto Feliz no fim da tarde desta segunda-feira, 31 de dezembro.
                   
BILAWAL BHUTTO ZARDARI, o filho de 19 anos da ex-premiê assassinada BENAZIR BHUTTO, foi escolhido para sucedê-la na liderança da oposição, num movimento que mantém a família BHUTTO como a principal dinastia política do PAQUISTÃO. A presidência formal do PARTIDO POPULAR DO PAQUISTÃO, no entanto, ficará nas mãos do marido de  BHENAZIR, ASIF ALI ZARDARI, enquanto o filho não terminar seus estudos na Universidade de OXFORD.

Morreu o climatologista sueco BERT BOLIN, que foi um dos vencedores do PRÊMIO NOBEL DA PAZ de 2007 junto com o ex-vice-presidente americano AL GORE. BOLIN modificou a compreensão que a comunidade científica tinha dos efeitos da emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Em 1959, ele afirmou que fora a emissão do gás a causa do aumento de 1 a 1,7 graus CELSIUS na temperatura da TERRA na primeira metade do século XX. Em 1988, tornou-se o primeiro presidente do IPCC, o painel intergovernamental de mudanças climáticas da ONU. Os trabalhos produzidos pelo IPCC em sua gestão, que durou até 1997, balizaram a ECO-92, realizada no RIO DE JANEIRO, e o PROTOCOLO DE KIOTO. Já fragilizado pelo câncer no estômago que o levou à morte, BOLIN não compareceu à cerimônia em que recebeu o NOBEL. Aos 82 anos, em ESTOCOLMO, na SUÉCIA.

2 008    :     -    TERÇA-FEIRA
Abrindo esta manhã os meus e-mails, recebo uma “pérola” do CORONEL PM Res CARLINI.
Prezado Ventura
Dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação.
Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela, desfrute cada uma das paisagens que o tempo te oferecer, com o prazer de quem realiza a 1ª viagem.
Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem.
Desdobre o mapa e planeje roteiros.
Preste atenção em cada parada, e fique atento ao apito da partida.
E quando decidir descer na estação onde a esperança já acenou, não hesite.
Desembarque nela os seus sonhos .... desejo que sua viagem pelos dias desse novo ano seja de primeira classe.   
 Carlini
Muito calor nesta manhã abafada. Saio de casa somente depois das 11:30 horas, indo diretamente para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Por volta das 12:30 horas, balões coloridos invadem o céu da cidade de São Paulo para comemorar mais um final de ano. 114 mil balões biodegradáveis estão sendo soltos no PÁTIO DO COLÉGIO, pela Associação Comercial de São Paulo. Eles coincidem com os 114 anos de vida da ACSP. A festa foi criada em 1992 por Office-boys da Associação Comercial para evitar a poluição causada pelos tradicionais papéis picados. Encontro um dos empregados do encarregado das obras do prédio. Está sem fazer nada, aguardando instruções. Chegaram várias latas de tinta e isso entope ainda mais a entrada da Sociedade. Ainda bem que a MARINEI encontra-se de férias. Não daria para ela trabalhar nessa situação. Faço uso do computador e imprimo o dia 30 de dezembro (minhas memórias). Com o recebimento de um telefonema do MMDS vou almoçar com: OLIVEIRA, DANILO, RAFAEL; AMÉRICO e  CRISTIANO. Conversamos muito sobre o final de 2008, um ano atribulado, principalmente por causa de uma crise financeira que mexeu muito com os nossos bolsos. A própria entidade sofreu com a perda de aquisição monetária. Chegou mesmo a se cogitar o encerramento de nossas atividades. Não podemos prever nada com respeito ao ANO NOVO. É uma grande incógnita.
Ainda retorno ao MMDC. Começo a queimar, numa lata vazia, documentos dos anos 1960, principalmente balancetes daquela época, bastante estragados por causa da umidade e que não serve para mais nada. O pedreiro que ainda está na Sociedade me ajuda nessa empreitada. Por volta das 16 horas, ameaçando cair uma pancada de chuva, retorno para GUARULHOS.

Sob a mira da CPI DOS GRAMPOS, JOSÉ MILTON CAMPANA foi hoje oficialmente afastado da cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Oficial de inteligência e integrante do serviço de informação do governo há 34 anos, CAMPANA é mais uma vítima da OPERAÇÃO SATIAGRAHA, conduzida pelo delegado federal PROTÓGENES QUEIROZ.
Na diretoria-adjunta da agência, CAMPANA coordenou, ao lado do delegado PAULO LACERDA, então diretor-geral, toda a movimentação dos agentes da ABIN envolvidos na investigação que levou à prisão do banqueiro DANIEL DANTAS, do OPPORTUNITY.
A queda de CAMPANA – que continuará na ABIN, mas em cargo menos visível – é uma tentativa do governo de esvaziar antecipadamente o impacto do anunciado pedido de indiciamento do oficial pela CPI.
A saída de LACERDA e CAMPANA criou um vácuo de poder na cúpula da ABIN, que desencadeou um processo sucessório na agência. Mas como o nome de diretor-geral da ABIN precisa ser referendado pelo Senado,  a avaliação é que o Planalto espere até fevereiro, quando termina o recesso parlamentar, para indicar o sucessor de LACERDA – que foi designado para a adidância policial em LISBOA, PORTUGAL. Até lá, a ABIN será comandada interinamente pelo analista WILSON TREZZA.

Um rapaz de 18 anos que pertence a uma família de classe média alta matou um comerciante com um tiro no peito, ontem pela manhã, depois de roubar apenas 33,50 reais em moedas do mercado da vítima, no Jardim SÃO NORBERTO, região de PARELHEIROS, extremo da zona sul da capital. O bandido chegou ao local do crime junto com dois comparsas, em seu AUDI A3. O comerciante ROSEMIRO LINO DA SILVA, de 54 anos, estava no caixa do mercado quando foi surpreendido pelo criminoso, LUÍS HENRIQUE BARBOSA ALEXANDRE, de 18 anos, que entrou no estabelecimento e anunciou o assalto, apontando uma arma para a vítima. Ele estava acompanhado. Os dois comparsas do rapaz invadiram a residência de ROSEMIRO, que fica ao lado do mercado. O AUDI A3 ficou estacionado próximo do local. Quando uma viatura da PM passou em frente ao mercado, o comerciante tentou fugir e alertar os policiais, mas foi atingido por um tiro no peito disparado por LUÍS HENRIQUE. Para fugir, o jovem tentou pular uma janela de cerca de 30 centímetros de largura, nos fundos do mercado, mas ficou entalado e acabou preso.

Ao inaugurar hoje a primeira etapa do inacabado PARQUE DONA LINDU – batizado pelo prefeito JOÃO PAULO em homenagem à mãe do presidente da República -, na praia de BOA VIAGEM, no RECIFE, LULA elegeu o preconceito como a mais grave das doenças. Acompanhado dos seis irmãos vivos (o mais velho morreu) e de primos e parentes, ele se referia às oito ações judiciais que foram impetradas contra o DONA LINDU – uma obra de 29 milhões de reais, até agora, assinada pelo arquiteto OSCAR NIEMEYER.
A Associação dos Amigos do Parque (AMPARQUE) lutou, sem êxito, por uma área simples, verde. O prefeito JOÃO PAULO, que conseguiu levar o presidente para a festa da obra incompleta, com orquestras de frevo e apresentação do cantor e compositor ALCEU VALENÇA, descerrou, ao seu lado, escultura assinada pelo escultor ABELARDO DA HORA, um memorial em homenagem aos retirantes através da família do presidente LULA.
O presidente LULA falou durante 45 minutos, de maneira informal, sobre os mais variados assuntos. Do conflito na FAIXA DE GAZA e da crise econômica internacional à degradação da família como instituição. Ele aceitou de bom grado a homenagem à EURÍDICE FERREIRA DE MELO, a DONA LINDU. E afirmou que, se ao invés de um busto de uma retirante houvesse um busto de uma aristocrata, a obra não teria enfrentado processos judiciais.    

ISRAEL deu hoje os primeiros sinais de que pode ceder à pressão internacional e aceitar uma trégua depois de quatro dias de intensos bombardeios aéreos contra a FAIXA DE GAZA, que já mataram pelo menos 384 palestinos e deixaram 1.600 feridos. O grupo islâmico HAMAS, que controla o território palestino e vem disparando dezenas de foguetes contra cidades israelenses, também parece estar disposto a debater um cessar-fogo.

O trompetista americano FREDDIE HUBBARD morreu hoje aos 70 anos, depois de no mês passado ter sofrido um ataque do coração. Segundo seu empresário, a morte de HUBBARD ocorreu em sua residência em SHERMAN OAKS, na CALIFÓRNIA. HUBBARD era conhecido por ter interpretado clássicos do jazz junto a figuras lendárias como JOHN COLTRANE, ORNETTE COLEMAN, McCOY TYNER, ART BLAKEY e HERBIE HANCOCK. Nascido em INDIANA em 1938, HUBBARD, que em muitas ocasiões foi comparado com LOUIS ARMSTRONG, outra das grandes figuras do trompete, manteve-se ativo até meados dos anos 1980.

2 009     :      -      QUARTA-FEIRA
Faleceu DOMÊNICO ETTORE PELLEGRINI que na Revolução Constitucionalista de 1932 pertenceu ao Batalhão de Escoteiros “PEDRO DE TOLEDO” em SÃO CARLOS. Sua esposa, dona ELIZA PETRILLI PELLEGRINI irá pleitear a pensão especial junto à Comissão Especial da Revolução.

Chegamos ao penúltimo dia de 2009. É tempo de meditação, de avaliação do que foi feito e, principalmente, descobrir onde cometemos nossos enganos. Assim é que passo uma manhã organizando meus arquivos. Levo para a hemeroteca muita coisa deste ano. É que preciso de espaço para os novos livros de 2010. Na Internet, recebo várias mensagens. Destaco esta abaixo que veio do GRUPO BARRO BRANCO:
From: Di Sessa
To: GrupoBarroBranco@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, December 30, 2009 2:00 PM
SubjectGBB/ MD e Cmt FFAA ameaçam deixar cargos !!!
Acabei de receber confirmação, via fone, de um oficial da ativa do EB que serve em Brasília, de que continua "tenso o clima no MD" apesar da tentativa política de amenização adotada pelo governo, como já era de se prever, mormente nesta época do ano, às vésperas da passagem de ano e pelo fato do Lula já se encontrar "em descanso" na Bahia, aliás numa dependência das FFAA.
Vamos aguardar 2010.prá ver no que dará "esse imbróglio todo" provocado pelos nossos eternos inimigos "revanchistas e inconformados" e que estão temporariamente no poder central, que pretendem vingar-se de quem cumpria a legislação vigente no Regime Militar e não "Ditadura" como preferem denominar aquele período.
Será que não basta as "milionárias indenizações recebidas" administradas por esse mesmo "grupelho" que agora pretendem alterar a Lei de Anistia com fins retaliadores ???

Em qua, 30/12/09, Di Sessa escreveu:
De: Di Sessa
Assunto: *GBB/ MD e Cmt FFAA ameaçam deixar cargos !!!
Para: grupobarrobranco@yahoogrupos.com.br
Data: Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2009, 12:50
Projeto que revoga Lei de Anistia fez Jobim ameaçar se demitir
Ministro vê revanchismo na proposta de Vannuchi e fecha acordo com Lula antes de projeto ir ao Congresso
BRASÍLIA - A terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), que se propõe a criar uma comissão especial para revogar a Lei de Anistia de 1979, provocou uma crise militar na véspera do Natal e levou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a escrever uma carta de demissão e a procurar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 22, na Base Aérea de Brasília, para entregar o cargo.
Solidários a Jobim, os três comandantes das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) decidiram que também deixariam os cargos, se a saída de Jobim fosse consumada.
Na avaliação dos militares e do próprio ministro Jobim, o PNDH-3, proposto pelo ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e lançado no dia 21 passado, tem trechos "revanchistas e provocativos" .
Ao final de três dias de tensão, o presidente da República e o ministro da Defesa fizeram um acordo político: não se reescreve o texto do programa, mas as propostas de lei a enviar ao Congresso não afrontarão as Forças Armadas e, se for preciso, a base partidária governista será mobilizada para não aprovar textos de caráter revanchista.
Os comandantes militares transformaram Jobim em fiador desse acordo, mas disseram que a manutenção da Lei de Anistia é "ponto de honra". As Forças Armadas tratam com "naturalidade institucional" o fato de os benefícios da lei e sua amplitude estarem hoje sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF) - isso é decorrente de um processo legal aberto na Justiça Federal de São Paulo contra os ex-coronéis e torturadores Carlos Alberto Brilhante Ustra e Aldir dos Santos Maciel, este já falecido.
Além da proposta para revogar a Lei de Anistia, que está na diretriz que fala em acabar com "as leis remanescentes do período 1964-1985 que sejam contrárias à garantia dos Direitos Humanos", outro ponto irritou os militares e, em especial, o ministro Jobim.
Ele reclamou com Lula da quebra do "acordo tácito" para que os textos do PNDH-3 citassem as Forças Armadas e os movimentos civis da esquerda armada de oposição ao regime militar como alvos de possíveis processos "para examinar as violações de Direitos Humanos praticadas no contexto da repressão política no período 1964-1985".
Jobim foi surpreendido com um texto sem referências aos grupos da esquerda armada. Os militares dizem que se essas investigações vão ficar a cargo de uma Comissão da Verdade, então todos os fatos referentes ao regime militar devem ser investigados. .
"Se querem por coronel e general no banco dos réus, então também vamos botar a Dilma e o Franklin Martins", disse um general da ativa ao Estado, referindo-se à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ao ministro de Comunicação de Governo, que participaram da luta armada. "Não me venham falar em processo para militar, pois a maioria nem está mais nos quartéis de hoje", acrescentou o general.
Os militares também consideram "picuinha" e "provocação" as propostas do ministro Vannuchi incluírem a ideia de uma lei "proibindo que logradouros, atos e próprios nacionais e prédios públicos recebam nomes de pessoas que praticaram crimes de lesa-humanidade"  "Estamos engolindo sapo atrás de sapo", resumiu o general, que pediu anonimato por não poder se manifestar.
A decisão de Jobim entregar o cargo foi decidida no dia 21 e teve, inicialmente, o apoio solidário dos comandantes Juniti Saito (Aeronáutica) e Enzo Peri (Exército). Consultado por telefone, porque estava no Rio, o comandante da Marinha, o almirante Moura Neto, também aderiu. Diante da tensão, o presidente Lula acertou que se encontraria com Jobim na Base Aérea de Brasília, às 16h30, na volta da viagem ao Rio, onde foi inaugurar casas populares no complexo do Alemão e visitou obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) .
Na conversa, Lula rejeitou a entrega da carta de demissão e disse que contornaria politicamente o problema. Pediu que o ministro garantisse aos comandantes militares que o Planalto não seria porta-voz de medidas que revogassem a Lei de Anistia.
Os militares acataram a decisão, mas reclamaram com Jobim da posição "vacilante" do Planalto e do "ambiente de constantes provocações" criado pela secretaria de Vannuchi e o ministro Tarso Genro (Justiça). Incomodaram- se também com o que avaliaram como "empenho eleitoral excessivo" da ministra Dilma no apoio a Vannuchi.
"Lula age assim: empurra a crise com a barriga e a gente nunca sai desse ambiente de ameaça", protestou um brigadeiro em entrevista ao Estado.
Na visão das Forças Armadas, a cerimônia de premiação de vítimas da ditadura, no dia 21, foi "uma armação" para constranger os militares, tendo Dilma como figura central, não só por ter sido torturada, mas por ter chorado e escolhido a ocasião para exibir o novo visual de cabelos curtíssimos, depois da quimioterapia para tratamento de um câncer linfático.

Estamos acompanhando de perto o calvário do GINO neste final de ano:
Meu caro Ventura,
Ontem, quando a Marinei ligou para a casa da minha mãe, nós estávamos lá, em reunião com o cardiologista da família para que ele explicasse os detalhes dos exames e as condições do paciente.
Resumindo:
1. A cintilografia, feita ontem, mostrou que uma área do coração está com falta de oxigenação (fluxo sanguìneo).
2. A angina que meu pai teve, não deixou seqüelas permanentes no tecido cardíaco.
3. No entanto, uma parte do coração perdeu potência de bombeamento em relação aos exames feitos há um ano.
4. Há necessidade, então, de se fazer um cateterismo com o objetivo de detectar algumas evidências e, se for o caso, já executar o procedimento para colocação de um "stent", que é uma das alternativas. Outra alternativa, dependendo das avaliações, seria o uso de medicação. E uma terceira, ainda, seria um procedimento cirúrgico.
A alternativa de não se fazer o cateterismo traria um risco maior ao paciente. Por isso a decisão de fazê-lo.
5. Mas tudo isso está sendo avaliado pela equipe médica.
6. O cateterismo será feito provavelmente hoje na parte da manhã.
7. O paciente está reagindo bem.
Abraços,
Aldo
É muito triste esse quadro do batalhador GINO. Ele muito contribuiu para o erguimento da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e, justamente quando deveríamos estar todos alegres por causa das festas de NATAL e FINAL DE ANO vem acontecer esse fato lamentável.
Vou para o MMDC por volta das 11:30 horas. Recebo vários telefonemas de oficiais desejando boas festas. Almoço com: OLIVEIRA, SILVA, DANILO, RAFAEL e outros oficiais. Conversamos sobre fatos lamentáveis que enodoam o País neste final de ano. A querela que levou os comandantes das Forças Armadas a pedirem demissão, junto com o Ministro da Defesa, ainda vai dar muito o que falar. Pouco tempo vou ficar na Sociedade. Por volta das 15:40 horas recebo a visita do COLOMBO. Já estou saindo.
Desta vez a MARGINAL TIETÊ não está congestionada. Chego cedo em casa. Recebo uma outra mensagem do ALDO sobre a situação de saúde de seu pai. Antes, por volta das 20 horas, tinha conversado, por telefone, com dona DINORAH, e ela me explicou essa situação. Vê-se que o hospital DANTE PAZZANESE está dando todo o apoio para o GINO:
Caro Ventura,
Certo,
Acabei de receber a informação de que são 03 áreas afetadas.
Estão colocando o "stent" em uma delas.
Depois irão avaliar o que fazer com as outras duas.
Vamos acompanhando.
Aldo Struffaldi
astruffa77@yahoo.com.br
Telefax (55-11) 3852 0998
Esta mensagem vem do GRUPO BARRO BRANCO:
Encaminho aos amigos para demonstrar o exemplo de perseverança do nosso amigo de turma de 70 - Oficial mais antigo em atividade 44 anos de serviços. Merece uma medalha.
Cruzamos espadas no dia do seu casamento em Santos em 1970.
From: Dalton Hypolitto
Date: 2009/12/30
Subject: BANDÃO: Homenagem ao Jairo Bonifacio
To: BANDÃO
O nosso amigo Ten Cel  Jairo Bonifacio, foi homenageado, merecidamente,  pelo Cmt da PM , na solenidade do Inicio da Operação Verão , com destaque inclusive por ser o Oficial mais antigo em atividade (vai pro Guinnes) , merecidamente pois o Jairo Bonifacio é exemplo de correção e disciplina , mesmo sob comando de centenas de jovens oficiais anos mais modernos , nunca causou nenhum problema e se portou com devida postura, sem esquecer que muito bem conceituado na sociedade elevando o prestigio da corporação em todas ocasiões .
Cel PM Dalton "the best PIRU"
Amigos,
Tive o prazer de conviver, ainda que por tempo reduzido, com o Sr Ten Cel PM Jairo, primeiro como Oficial Aluno do CSP/07, e depois ao assumir o Comando do CAES, ocasião em que meu ilustre antecessor, Cel Jorge Luiz, recompensou o TC Jairo ao movimentá-lo para o litoral.
O TC Jairo, carismático, simpático, disciplinado e disciplinador, é um grande resolvedor de problemas,  tem a energia e o sonho de um Aspirante, a serenidade e a sabedoria de um velho Coronel e a lealdade de todo Soldado que é vocacionado para esta espinhosa, mas tão nobre missão, que é esta que todos nós abraçamos.
Tenho um enorme respeito por ele. É um camarada que honra a Polícia Militar.
Sds
Luiz Eduardo Pesce de Arruda
Coronel PM
Comandante do CAES
Tel: 3229-7811 3229-7190
E_mail: arruda@polmil.sp.gov.br

De um lado, o veterano JOSÉ ADILSON MAGUILA RODRIGUES DOS SANTOS, 51 anos, 1,87 metros e 140 quilos. Do outro, RAIMUNDO FRANCISCO SANTOS FILHO, 36 anos, cerca de 1,75 metros e peso desconhecido. Com um jab certeiro de esquerda, MAGUILA nocauteou o “oponente”. Em vez do ringue, o palco do confronto, hoje pela manhã, foi o Parque Ecológico do TIETÊ, na zona leste da capital. O local é administrado pelo governo do Estado.
O peso-pesado, que pendurou as luvas há dez anos, se desentendeu com o segurança porque RAIMUNDO o impediu de passar por um portão de acesso restrito a funcionários. MAGUILA iria caminhar no local. Em depoimento, o segurança disse que foi agredido depois da discussão. MAGUILA contou que só deu o soco porque foi cercado por três vigias. Um deles o ameaçou com um facão, com 50 centímetros de lâmina, que foi apreendido.
O histórico do confronto não faz parte do cartel das 85 lutas de MAGUILA. Mas está entre as ocorrências policiais do 10º DP (PENHA), como lesão corporal culposa e ameaça. Ele foi liberado após depor. O ex-pugilista tem antecedente criminal por desacato à autoridade, em 1998.    

Parlamentares da base aliada e de oposição se posicionaram contra a revogação da LEI DA ANISTIA, prevista na terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) que cria a COMISSÃO DA VERDADE para investigar torturas e desaparecidos no regime militar. A proposta da Secretaria Nacional de Direitos Humanos provocou uma crise na área militar na véspera de Natal. O presidente LULA contornou a crise com a promessa de que o texto do programa será alterado.
“A anistia é para os dois lados e não tem que ser revista”, defendeu hoje o senador EDUARDO AZEREDO, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
“Tenho um pé atrás com essa revisão da LEI DA ANISTIA. É impensável rever ou extinguir a lei”, corroborou o deputado RAUL JUNGMANN, presidente da Frente Parlamentar de Defesa Nacional. Ele defende que é preciso esclarecer o papel da Casa Civil no episódio. JUNGMANN argumenta que cabe à Casa Civil, comandada pela ex-guerrilheira DILMA ROUSSEFF, arbitrar sobre as divergências em torno do programa. “É uma situação extremamente delicada”, observou.

Os sinos da catedral de FRANCA, em SÃO PAULO, repicaram hoje pela manhã para anunciar a nomeação do novo bispo da diocese, DOM PEDRO LUIZ STRINGHINI, de 56 anos. Ele foi transferido a Arquidiocese de São Paulo, onde era bispo auxiliar da Região Episcopal de BELÉM, desde 2001. Natural de LARANJAL PAULISTA, DOM PEDRO LUIZ foi ordenado padre pelo Cardeal DOM PAULO EVARISTO ARNS e sagrado bispo pelo Cardeal DOM CLÁUDIO HUMMES. Quando era seminarista na capital, nos anos 1970, trabalhou como revisor nos jornais O ESTADO e JORNAL DA TARDE.
Hoje, o PAPA BENTO XVI fez mais duas nomeações para o BRASIL. O arcebispo de PALMAS, em TOCANTINS, DOM ALBERTO TAVEIRA CORRÊA, de 59 anos, foi nomeado arcebispo de BELÉM, no PARÁ, onde substitui DOM ORANI JOÃO TEMPESTA, de 59 anos, transferido em fevereiro para a Arquidiocese do RIO DE JANEIRO. Para auxiliar da Arquidiocese de GOIÂNIA, em GOIÁS, o PAPA nomeou o padre WALDEMAR PASSINI DALBELLO, de 43 anos, do clero de BRASÍLIA. 

O americano BRENT GARRETT MASSMAN, amigo do lutador brasileiro MARCOS JARA, morto num assalto na semana passada, afirmou, em depoimento à polícia, que os assassinos são dois menores, que aparentam ter 9 e 15 anos. Policiais o ouviram ontem na Unidade Semi-Intensiva do Hospital COPA D´OR. Ele reconheceu o relógio ROLEX que foi recuperado pela polícia com um motorista. Segurando GARRETT, o objeto vale dois mil dólares. Ele contou que estavam indo em direção a PARATY e, no caminho, decidiram parar no acostamento para pegar o aparelho de MP3 no porta-malas e plugá-lo no rádio do carro. Quando voltou ao veículo, os dois meninos já estavam no banco de trás.
O lutador então dirigiu por quinze minutos e, quando parou o carro e tentou desarmar o menino mais velho, a arma foi disparada. Ao tentar fugir, o americano foi baleado no abdômen.

Um micro-ônibus credenciado pela Prefeitura para o transporte municipal de passageiros servia, na verdade, como leva-e-traz de armas para criminosos. O veículo foi parado por policiais da ROTA entre as avenidas RAGUEB CHOFFI e ARICANDUVA, em SÃO MATEUS, na zona leste, com um carregamento de fuzis, metralhadoras e escopetas. O motorista e o cobrador foram presos e levados ao DEIC. Um casal que estava num UNO branco também foi detido, suspeito de dar cobertura ao transporte de armas, mas o envolvimento ainda estava sendo investigado. As nove armas apreendidas estavam dentro de um balde plástico. O micro-ônibus não levava passageiros quando foi parado. Segundo o TENENTE-CORONEL PM TELHADA, Comandante da ROTA, as armas devem ter sido trazidas de países vizinhos, já que tinham brasões da COLÔMBIA e da ARGENTINA. Ele disse que algumas delas podem derrubar um helicóptero e furar a blindagem de carros-fortes.  

O Centro de SÃO PAULO parou ao meio-dia para ver subir ao céu 115 mil balões a gás, todos brancos e biodegradáveis, no PÁTIO DO COLÉGIO. Desde 1992, a Associação Comercial de São Paulo celebra a chegada do ANO NOVO com o evento. O número de balões foi escolhido para representar cada ano da entidade.
A tradição começou com os Office-boys da ACSP. Em 1992, eles decidiram soltar cem bexigas de gás em vez de papéis picados, que sujam a cidade. No ano seguinte, mais funcionários aderiram e o número subiu para mil balões. Em 1994, a direção da ACSP assumiu o evento e soltou 5 mil balões. Daí para frente, o número foi crescendo. 

Um funcionário da CIA preparou um relatório sobre o homem que foi preso por tentar explodir um avião na véspera de Natal, depois de se reunir na NIGÉRIA com o pai dele. O documento, porém, não foi difundido pela agência norte-americana de inteligência, segundo informou o canal CNN. O pai de UMAR FAROUK ADULMATULLAB é um importante banqueiro nigeriano. Ele havia transmitido à embaixada dos EUA em ABUJA a sua preocupação sobre a radicalização do filho, que, no entanto, não foi incluído em uma lista de pessoas proibidas de voar.

Dois atentados suicidas deixaram cerca de 30 mortos e mais de 100 feridos em RAMADI, capital da Província de ANBAR, no IRAQUE. Os ataques ressaltam a persistência dos grupos insurgentes na região apesar de uma recente queda na violência e refletem ainda a vulnerabilidade do governo iraquiano.
O primeiro ataque em RAMADI, cerca de 100 km a oeste de BAGDÁ, ocorreu quando um carro-bomba explodiu em um posto de controle localizado perto dos prédios onde estão instalados os gabinetes do governo. O governador de ANBAR, QASSIM MOHAMMED, e outras autoridades foram até o local fazer uma avaliação dos danos 30 minutos depois do primeiro ataque quando a segunda bomba explodiu.
MOHAMMED ficou ferido e foi levado para BAGDÁ por forças americanas. Um dos suicidas era um homem que trabalhava como guarda-costas do governador.

O britânico PETER MOORE, seqüestrado havia mais de dois anos com seus quatro guarda-costas no IRAQUE, foi libertado hoje. Em maio de 2007, MOORE, um consultor de informática de 36 anos, foi levado por 40 homens usando uniforme de policiais na frente do Ministério das Finanças do IRAQUE. “PETER foi libertado e está na Embaixada da GRÃ-BRETANHA em BAGDÁ”, afirmou o chanceler britânico, DAVID MILIBAND.

Uma explosão na Província de KHOST, sudeste do AFEGANISTÃO, deixou pelo menos oito americanos mortos. A informação foi revelada por funcionários da Embaixada dos ESTADOS UNIDOS em CABUL que pediram anonimato. Todas as vítimas do ataque eram civis americanos que trabalhavam no país. A identidade dos mortos e o número de feridos não foram divulgados.

O segundo vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) ao SURINAME tinha previsão de levar ainda na madrugada do dia 31 até BELÉM outros 32 brasileiros afetados pelos ataques brutais na cidade de ALBINA. Entre eles, estão dois brasileiros que ainda estavam hospitalizados e contarão com atendimento médico no HÉRCULES C-130.
O ator VISHNUVARDHAN, uma das figuras mais destacadas do cinema indiano, morreu hoje, aos 59 anos, após uma parada cardíaca. Ele estava em sua cidade natal, MYSORE, onde milhares de fãs se reuniram para prestar uma última homenagem. VISHNUVARDHAN iniciou sua carreira no cinema aos 22 anos e estrelou mais de 200 filmes. 

2 010      :       -       QUINTA-FEIRA
Estudo nesta manhã o convite feito pela Fundação CITY MEDIA, através de VICI KARLIN. O objetivo é colocar conteúdos de vídeo da cidade de GUARULHOS nesse site que trabalha com 68 mil cidades mundiais mais importantes. Seria o oferecimento de uma seleção de vídeos abrangentes da cidade de GUARULHOS. A gestão do site proporcionaria à população local o conhecimento do site. É claro que não vou conseguir fazer isso sozinho por falta de tempo. Precisaria organizar uma equipe.
Recebo um telefonema do CORONEL PM MENDES. Ele pretende ir até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 13 horas. Saio de casa um pouco depois das 11 horas. Por volta do meio-dia há queima de fogos no Páteo do Collegio e cerca de 60 mil balões de látex biodegradáveis nas cores da bandeira brasileira são soltos e dão um colorido todo especial ao céu e isto é visto da PRAÇA DA SÉ. 
No MMDC o MENDES chega pontualmente às 13 horas. Ele parece recuperado da trombose. Está guiando e voltando quase à normalidade de suas atividades, embora limitadas. Conversamos durante um bom tempo. A Sociedade vive momentos de tranqüilidade, com suas portas fechadas. Depois da partida do MENDES, que acontece na Rua SILVEIRA MARTINS, onde foi procurar “gel de arnica” numa casa de manipulação de remédios, vou almoçar com CARBAIA, PASSOS DA SILVA, CRISTIANO e ALEMÃO. Fico sabendo que COLOMBO está passando o final do ano em IGUAPE. Na tarde, no MMDC, recebo a visita de OLIVEIRA. Logo mais retorno para GUARULHOS, sempre admirando a facilidade no trânsito nessa época do ano. Pela Internet recebo a seguinte mensagem:
Prezados amigos(as),
Mais um ano se vai, mais uma jornada, mais experiência e principalmente o fortalecimento desta nossa verdadeira amizade. Que possamos neste novo ano estarmos mais vezes juntos para colocarmos a conversa em dia, para darmos risadas e iniciarmos novos projetos.
Em 2011 se inicia uma nova década de verdadeira transformação para o nosso país e toda sua população, se Deus quiser e tivermos comprometimento com todas as ações previstas o cenário aponta a ser um dos melhores já existentes...um processo consolidado e expressivo potencial de desenvolvimento, tornando o ambiente mais promissor, justo e humanitário para todos que saibam aproveitar com respeito a todas oportunidades...SUCESSO !!!
Desejo a todos vocês, a seus familiares e amigos um excelente Ano Novo repleto de paz, amor, saúde, prosperidade e com muitas alegrias e grandes realizações.
Que Deus nos ilumine e nos proteja neste novo ciclo de nossas vidas.
Um forte abraço e beijos!
Jailson Barbosa
7576.5055

O PT passou mais uma rasteira no PMDB na disputa pelos cargos das estatais. O sindicalista WÁGNER PINHEIRO, filiado ao PT, será o novo presidente dos Correios. Ligado ao ex-ministro LUIZ GUSHIKEN, desde 2003, PINHEIRO é presidente do PETROS, o fundo de pensão da PETROBRÁS, e foi alvo de investigação da CPI DOS CORREIOS, em 2005.

O governador eleito de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, completou hoje o primeiro escalão de seu futuro governo, mas não incluiu o PMDB na partilha. A sigla foi a única entre as principais aliadas ao tucano que não obteve assento em uma das 26 secretarias paulistas. A bancada peemedebista e a equipe de transição de ALCKMIN negociavam a pasta da Agricultura e Abastecimento. No entanto, conforme o governador eleito anunciou, a secretaria permanecerá sob o atual gestor, JOÃO SAMPAIO, que foi indicado ao cargo em 2007 pelo ex-governador JOSÉ SERRA. O governador eleito informou hoje que os deputados tucanos reeleitos JOSÉ ANÍBAL e JULIO SEMEGHINI ficarão, respectivamente, com as pastas de Energia e Gestão Pública. Além disso, o governador eleito confirmou a extinção da Secretaria de Comunicação, que passará a ser uma coordenadoria.    

O vice-presidente JOSÉ ALENCAR deixou hoje por volta das 16:30 horas, a  UTI Cardiológica do Hospital SÍRIO-LIBANÊS. Ele foi transferido para um quarto no 11º andar. A informação foi dada pela assessoria de imprensa do hospital. Às 15:45 horas foi divulgado um boletim médico sobre o estado de saúde de ALENCAR, informando que o sangramento intestinal que o acometeu nos últimos dias permanece controlado e sua saúde está estável. Ainda de acordo com o boletim, ALENCAR se recupera de procedimento médico a que foi submetido na terça-feira, dia 28 de dezembro, para reverter um quadro de hemorragia não contínua na região do abdômen. Mais cedo o oncologista PAULO HOFF informou que o paciente vem se recuperando bem do procedimento clínico e reforçou que é “muito improvável” que ALENCAR viaje para BRASÍLIA para a cerimônia de posse de DILMA ROUSSEFF, marcada para 1º de janeiro. A preocupação da equipe médica é de que o transporte aéreo poderia causar novo sangramento por causa da despressurização do avião. ALENCAR já teria sido demovido da idéia da viagem, de acordo com fontes próximas dele.

Uma recém-nascida morreu após ter sido abandonada pela mãe em um terreno, no dia 29, em IPIRÁ, na BAHIA. A mulher, de 29 anos, deu à luz a menina em casa, colocou a criança em um saco plástico e a deixou em um terreno vizinho. Depois do parto, a mãe passou al e foi a um hospital. O médico que a atendeu notou sinais de parto e perguntou pela criança. Como a mãe não soube responder, ele acionou a polícia. O bebê foi localizado e encaminhado a um hospital, mas não resistiu. A mãe será presa após a alta médica.

Faleceu FLORIPES RODRIGUES MAIA, vítima de uma infecção intestinal e uma pneumonia. “Ela teve febre alta e morreu em duas horas. Fiz tudo que podia por ela. Infelizmente perdi minha companheira de todas as horas”, disse VERA LÚCIA CAMARGO PADOVES, de 59 anos, uma das filhas de FLORIPES. Viajar com a família. Esse era o passatempo preferido da aposentada FLORIPES, de 87 anos. Ela não dispensava um passeio, principalmente quando se tratava de viagens para visitar os parentes. Mesmo com a idade avançada, acompanhava os filhos em qualquer lugar. Viúva, FLORIPES não suportava a solidão. Gostava de estar sempre rodeada de amigos, vizinhos, filhos e netos. As conversas nas rodas de bate-papo eram um deleite para dona FLORIPES. Sorridente e atenta ela tratava todos com muito respeito e carinho. A aposentada era uma mulher disposta a viver e não se importava com as limitações da idade, como a perda de parte da visão e da audição. Ela também adorava contar histórias. “Ela se divertia quando falava do passado. Tinha orgulho em dizer que foi pai e mãe de seis filhos”, disse VERA. Baiana, ela se mudou para SÃO JOSÉ DO RIO PRETO em 1988. Morava no bairro SÃO DIOCLECIANO havia 22 anos. O clima agradável e a receptividade das pessoas da cidade não deixavam nada a desejar em relação a sua terra natal, famosa pela hospitalidade. FLORIPES fez muitos amigos em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Ela nasceu em 19 de março de 1923.

Morreu o professor JONAS SANT´ANNA SILVA, em SÃO PAULO, aos 83 anos. A carreira de JONAS como educador começou de maneira inusitada. Seus primeiros alunos foram os presos da extinta Penitenciária do CARANDIRU, na zona norte da cidade. Os detentos freqüentavam as aulas de alfabetização ministradas por ele no então maior presídio da AMÉRICA LATINA. Ali, por um pequeno período, também deu aula de arte e pintura, gosto adquirido de sua família, cuja mãe e a irmã eram pintoras. Apesar de ter nascido na cidade de PEDERNEIRAS, a 320 km da capital, em 24 de janeiro de 1927, ainda criança se mudou para SÃO PAULO com a família para uma chácara no TREMEMBÉ. Cresceu rodeado pelo verde da Mata Atlântica na SERRA DA CANTAREIRA. “A grande mudança em sua carreira de educador aconteceu em 1956. Foi naquele ano que a Prefeitura de São Paulo criou a rede de ensino”, conta JUREMA, irmã de JONAS. A partir dali, ele desistiu da alfabetização dos presos e se dedicou à educação municipal. Professor JONAS, como ficou conhecido, colaborou por toda vida com a rede municipal de ensino. Além de professor, ele também foi inspetor escolar, supervisor e delegado regional de ensino da Zona Sul da cidade, antes de se aposentar definitivamente. “Meu irmão, inclusive, elaborou diversos estatutos do ensino municipal. Foi um dos pioneiros da rede educacional da Prefeitura”, afirma a irmã.  

Morreu ISAAC KRASILCHIK, aos 77 anos. Com olhos miúdos, rosto personalíssimo e gestos marcantes, ISAAC, sócio da galeria de arte A PONTE, nos JARDINS, em SÃO PAULO, era, ele próprio, personagem de uma pintura – uma de suas maiores paixões, que o dia-a-dia no trabalho só fez crescer. Ao lado de ISAAC todos pareciam estar mesmo dentro de um quadro que ele, com suas histórias, e carisma magnético, ia montando, palavra a palavra, como se fossem tintas lançadas no ar. Nascido em SÃO PAULO em 14 de janeiro de 1933, de uma família de origem judaica da BESSARÁBIA, montou uma galeria de arte que tem quadro de artistas do porte de VOLPI, FLÁVIO DE CARVALHO, TARSILA DO AMARAL, ALDO BONADEI e PORTINARI. O trabalho o levou a ser amigo de vários artistas. E também de personalidades que circulam pelo mundo dos quadros, como PALOMA PICASSO, filha de PICASSO, para muitos o maior artista plástico do século 20. Antes de abrir a galeria, ISAAC foi advogado. Mas seu dom, de fato, era conviver com as telas. Assim, ao lado da esposa, BERTHA, igualmente de família judaica vinda da BESSARÁBIA, ele abriu a galeria – onde trabalhou durante 45 anos. Casada com ISAAC por 53 anos, BERTHA também tem um caráter especial. Com particular sabedoria, incansável disposição e bastante generosa, BERTHA será um dos pilares na continuidade da oba do marido. Ela, o filho BRENO e a neta ALESSANDRA, filha de BRENO e MÔNICA, empresária de moda infantil, que já estavam na galeria, seguirão à frente das tarefas ali. De alma instigante, além do imaginário enredo das telas, ISAAC gostava, e muito, da vida real. Costumava pegar o metrô para observar as pessoas nos vagões. E saía dos JARDINS, onde, além de trabalhar, ele morava, rumo ao PARI, perto do BRÁS, para ver lutas de boxe no CMTC CLUBE. Deixou três filhos, BRENO, GISELE e CLÁUDIA, e seis netos. E uma vida que ficará para sempre na memória de quem o conheceu – como se fosse um quadro. Um quadro muito íntimo. E admirado. 

A discussão sobre o resultado da eleição presidencial iraniana vencida por MAHMOUD AHMADINEJAD, em junho de 2009, não foi, ao contrário do que sugeriu o governo brasileiro na época, apenas uma disputa entre governo e oposição. Até entre os conservadores iranianos, mas próximos do clero, houve divergência sobre a repressão à “Revolução Verde” promovida por estudantes nas ruas de TEERÃ. Em uma reunião sobre o tema, AHMADINEJAD teria sido agredido pelo chefe da Guarda Revolucionária, MOHAMMED ALI JAFARI, que ficou indignado com a instabilidade política no país. As informações constam em documentos diplomáticos dos EUA revelados pelo WIKILEAKS ao longo dos últimos 32 dias.

Um tribunal israelense condenou hoje o ex-presidente MOSHE KATSAV pelo estupro de uma funcionária no período em que o político comandou o Ministério do Turismo de ISRAEL, em 1998. KATSAV, de 65 anos, pode pegar uma pena de no mínimo 4 anos. O ex-presidente também foi condenado por “atos indecentes e assédio sexual” contra outras duas mulheres que trabalharam com ele durante a presidência, em 2000 – as acusações foram negadas pelo réu. KATSAV ainda responderá por obstrução à Justiça e assédio a testemunhas. O veredicto encerra um processo jurídico de quatro anos e meio que mobilizou a atenção dos israelenses por seus detalhes sombrios e reviravoltas. O ex-presidente deixou o cargo em 2007, duas semanas antes do final de seu mandato de sete anos, após fazer um acordo nos tribunais pelo qual ele teria a pena reduzida caso assumisse a autoria dos crimes. Antes de ser presidente, KATSAV foi ministro em vários governos liderados pelo partido de direita LIKUD. Embora em ISRAEL o cargo seja meramente cerimonial, o presidente é o chefe de Estado e representa o país em eventos oficiais em todo o mundo.

Centenas de pessoas foram hoje às ruas de LA PAZ para exigir que o presidente EVO MORALES revogue o aumento de até 83% dos combustíveis, decretado no domingo. Pressionado, o governo tentou conter a revolta popular, na quarta-feira, dia 29 de dezembro, aumentando em 20% os salários dos trabalhadores de setores importantes da economia, como educação, saúde e segurança. Além disso, deu incentivos para a produção agrícola. A estratégia, porém, parece não ter dado resultado.

Pelo menos três casas de cristãos foram atacadas em BAGDÁ, no IRAQUE, nesta noite. Pelo menos duas pessoas morreram. Na ação mais grave, militantes jogaram duas granadas dentro de uma residência – além dos dois que morreram, cinco ficaram feridos. No leste da cidade, dois cristãos ficaram feridos depois que uma granada foi arremessada contra uma casa. Outro se feriu quando uma bomba explodiu em frente de sua residência, no oeste de BAGDÁ. Um motorista que passava pelo local também ficou ferido. Em outubro, pelo menos 68 pessoas morreram em um ataque durante uma missa em uma igreja. Semana passada, a AL-QAEDA ameaçou realizar novos ataques contra cristãos. A IRAQ BODY COUN anunciou hoje que em 2010 houve 4 mil mortes no país. 15% menos que 2009.    

O cantor BOBBY FARREL, do grupo BONEY M, foi encontrado morto nesta quinta-feira em um quarto de hotel em SÃO PETERSBURGO. O músico, que estava em turnê pela RÚSSIA, apresentou-se na cidade na quarta à noite, mas havia reclamado de problemas respiratórios antes e depois do show, relatou seu agente JOHN SEINE. FARRELL, que vivia em AMSTERDÃ, era mais conhecido como dançarino e showman do que como cantor quando entrou no grupo BONEY M e se tornou líder do conjunto. Sediado na ALEMANHA, o BONEY M surgiu nos anos 1970 e estourou em 1978 com a canção DADDY COOL. No mesmo ano, sua versão de BY THE RIVERS OF BABYLON vendeu cerca de 2 milhões de discos.

2 011       :       -   SEXTA-FEIRA
Estamos chegando ao término de mais um ano. Em minha biblioteca admiro o crescimento da papelada nesses últimos 365 dias. Preciso organizar tudo isso, mas falta tempo. A atualização do dia 30 de dezembro leva-me um bom tempo, bem como a cópia de vários acontecimentos de ontem. Não deveria ir para a cidade de SÃO PAULO nesta sexta-feira. Acontece que necessito estar a par dos preparativos para a SÃO SILVESTRE de amanhã, com novo itinerário, com a chegada dos participantes nas imediações do OBELISCO do IBIRAPUERA.
Recebo uma mensagem de JOÃO PAULO MARQUEZINI MACHADO:
Padrão da sociedade;
 Responder |João Paulo Marquezini Machado marquezini.jp@gmail.com para mim
Boa Tarde coronel;
Espero que esteja bem e animado para o ano que está para nascer.
Coronel, estou escrevendo para lhe pedir algumas informações sobre o padrão da Sociedade.
Gostaríamos de saber até onde vai nossa autonomia como núcleo. Sei que o logo tem o padrão, certo, o qual já estamos usando. Agora, o nome, tem alguma padronagem, sendo o nome formal ou fantasia? Temos algum acessório ou roupagem que destaque os membros da sociedade?
Também gostaria de saber sobre a escolha de pessoas que devem receber títulos, condecorações, homenagens e sobre o cerimonial para estas condecorações.
Coronel, perdão por te importunar com tantas perguntas logo as vésperas da virada do ano. Mas é que estas coisas são importantes para mim e para manter a integridade da identidade da Sociedade, e também por que se eu demorar muito para lhe perguntar acabo não lembrando de alguns detalhes. No mais, não tenha pressa de responder, por esses dias não vou ter tempo para me dedicar a este assunto.
Gostaria imensamente que me enviasse todo o tipo de informação neste sentido. Caso estas coisas estejam previstas pelo estatuto da Sociedade ou regulamento interno, se puder me enviar eu ficaria muito contente também.
Desde já grato, me despeço com os mais sinceros votos de uma ano novo cheio de felicidades e que estes 80 anos de revolução nos deem novo animo para manter a luta pela honra e memória de todos os que lutaram com armas por nossa liberdade.
PAX DOMINI SIT SEMPER VOBISCUM.
Att.
Tec. Agr. João Paulo Marquezini Machado
Fiscalização Estadual - cred.: CDA: 1819/08
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Agricultura e Abastecimento
Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Escritório de Defesa Agropecuária de Campinas

Por volta das 15 horas, faço uma ligação com a casa do GINO. Quem me atende é o ALDO. Explico a ele o que iremos desenvolver amanhã junto à FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO. O GINO está sob efeito de antibiótico porque teve uma ligeira febre de ontem para hoje. O problema urinário causa certa preocupação face à coloração da urina. A família toda está atenta para os problemas de saúde do velho guerreiro. Não permaneço muito tempo na Sociedade e apenas aproveito o tempo para cortar o cabelo, de maneira radical, a fim de entrar com novo visual em 2012.

Morreu hoje no RIO, aos 64 anos, o jornalista FRED SUTER. Por 20 anos, ele trabalhou ao lado de ZÓZIMO BARROZO DO AMARAL, já falecido, na coluna social do JORNAL DO BRASIL. Também trabalhou em O GLOBO, onde assinou a então COLUNA CARLOS SWANN. Mais tarde, foi para o jornal O DIA. Nos últimos anos, SUTER escrevia perfis de personalidades para publicações como a REVISTA JOYCE PASCOWITHCH. Desde o fim do ano passado, vivia recluso. SUTER foi diagnosticado com o MAL DE ALZHEIMER. Ele foi enterrado hoje mesmo no jazigo da família, no cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO, na zona sul do RIO, em uma cerimônia discreta. Era casado com a jornalista RENATA SUTER, mas não teve filhos.

O rompimento de uma tubulação da SABESP na madrugada de ontem, na Praça PÉROLA BYINGTON, junto à Avenida BRIGADEIRO LUIZ ANTÔNIO, no centro de SÃO PAULO, formou uma cascata de água em plena Ligação LESTE-OESTE. Motoristas que trafegavam pelo local durante a manhã tiveram de reduzir a velocidade por causa da força da água e uma das faixas de tráfego chegou a ser interditada no sentido LAPA. Parte do abastecimento de água na região foi interrompido. A cascata se formou em função de uma fenda existente no teto do túnel que passa sobre a praça.

Está marcada para o dia 1º de janeiro, às 17 horas, a implosão do prédio destruído na semana passada por um incêndio na FAVELA DO MOINHO, região central da capital. A construção, que corre risco de desabar sobre a linha de trem da CPTM é responsável pelo bloqueio atual entre as Estações BARRA FUNDA e LUZ, na LINHA 7 – RUBI, e BARRA FUNDA e JÚLIO PRESTES, da LINHA 8 – DIAMANTE. No dia 22 de dezembro, 368 barracos pegaram fogo, deixando dois mortos e 1,5 mil pessoas desabrigadas. A expectativa da Prefeitura é de liberar a área até o dia 2 de janeiro, terça-feira. Serão usados 500 quilos de dinamite na implosão do prédio.  

No torneio de exibição de ABU DABI, o último do ano, o tenista sérvio NOVAK DJOKOVIC, número 1 do mundo, não teve dificuldades para vencer o suíço ROGER FEDERER por 2 sets a 0 e vai enfrentar na final o espanhol DAVID FERRER, que passou pelo também espanhol RAFAEL NADAL, número 2 do ranking. Com o resultado, DJOKOVIC confirmou sua temporada brilhante, vencendo os principais torneios e tornando-se o líder da ATP. NADAL e FEDERER disputarão o terceiro lugar.        

A Polícia Civil do DISTRITO FEDERAL prendeu hoje o padre Evangelista MOISÉS FIGUEIREDO, acusado de estupro e atentado violento ao pudor contra seis crianças, sendo cinco irmãos. O padre trabalha há dez anos na Igreja SÃO FRANCISCO DE ASSIS, na cidade-satélite de SÃO SEBASTIÃO, e freqüentava a casa dos pais das crianças. Segundo os menores – cinco meninas e um menino – os abusos aconteciam há um ano. No momento da prisão, FIGUEIREDO estava na cama com uma mulher nua – a secretária da Igreja SÃO CAMILO, onde o padre também trabalhou durante nove anos. Na casa, foi encontrada uma cartucheira, calibre 36. Ordenado padre em 1993, FIGUEIREDO, de 49 anos, exibia uma atuação marcante na vida eclesiástica. Celebrou missas na ala psiquiátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de SÃO PAULO, integrou a pastoral da saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em BRASÍLIA, antes de trabalhar na Paróquia de SÃO FRANCISCO DE ASSIS, trabalhou na Igreja SÃO CAMILO, em uma área nobre de BRASÍLIA, ASA SUL. Após a prisão, o padre foi apresentado aos jornalistas. FIGUEIREDO está com a prisão preventiva decretada, e o inquérito deve ser concluído em dez dias.

Habilidoso com as letras e as palavras escritas, DJALMA COSTA decidiu ainda jovem que seria jornalista ou escritor. Ele conseguiu ser os dois. DJALMA trabalhou no jornal “DIÁRIO DE PERNAMBUCO” e fundou a Academia Olindense de Letras, entidade que era o atual presidente. DJALMA estava internado há cerca de 30 dias na UTI de um hospital na região central de RECIFE e morreu nesta sexta-feira, aos 95 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, insuficiência respiratória e infecção generalizada. Ele será enterrado no Cemitério de SANTO AMARO, na região central de RECIFE. DJALMA COSTA nasceu em 1916.

Morreu na noite desta sexta-feira, aos 41 anos, o jornalista e escritor DANIEL PIZA. Ele passava o fim de ano com a família em GONÇALVES, no interior de MINAS, quando sofreu um acidente vascular cerebral. Seu corpo está sendo velado em SÃO PAULO e o enterro será no dia 1º de janeiro, às 10:30 horas, no Cemitério de CONGONHAS. PIZA nasceu em SÃO PAULO em 1970. Estudou Direito no LARGO DE SÃO FRANCISCO (USP), mas logo passou a se dedicar ao jornalismo. Começou a carreira no O ESTADO DE SÃO PAULO, onde, de 1991 a 1992, foi repórter do CADERNO 2 e editor assistente do CULTURA. Trabalhou na FOLHA DE SÃO PAULO (1992-1995) e GAZETA MERCANTIL (1995-2000). Em maio de 2000, retornou ao GRUPO ESTADO como editor executivo e colunista cultural – desde 2004 tinha uma coluna sobre futebol. Na rádio ESTADÃO ESPN, apresentava os programas ESTADÃO NO AR e DIRETO DA REDAÇÃO. PIZA encarnava a verdadeira definição do jornalista cultural. Ainda que muito ligado à literatura e às artes plásticas desde o início de sua carreira, transitava com desenvoltura e conhecimento pelo cinema, dança, música, teatro e moda, oferecendo análises que faziam dialogar de forma ampla as manifestações artísticas. Mas o espírito de repórter o levaria também a outros campos. Na coluna SINÓPSE, publicada aos domingos no CADERNO 2, a política e a economia nacionais eram temas freqüentes. Apaixonado por futebol, foi responsável por reportagens exclusivas também nesta área, como a notícia da aposentadoria do jogador RONALDO. Em 2009, com o repórter fotográfico TIAGO QUEIROZ, refez a expedição de 1905 do jornalista e escritor EUCLIDES DA CUNHA pela AMAZÔNIA, que resultou na publicação de uma série de reportagens, no livro AMAZÔNIA DE EUCLIDES e no documentário UM PARAÍSO PERDIDO. Colaborou com o diretor LUIZ FERNANDO CARVALHO na preparação do roteiro de CAPITU, minissérie da TV GLOBO. Ao saber da morte, o ex-jogador RONALDO escreveu no TWITTER: “Um jornalista fantástico e um amigo partiu hoje. Descanse em paz”. O escritor ZUENIR VENTURA destacou sua personalidade. “O que mais me surpreendia era a modéstia e a serenidade”. “O BRASIL perdeu um grande jornalista, um jovem intelectual com tanto ainda a contribuir”, disse o diretor de Conteúdo do GRUPO ESTADO, RICARDO GANDOUR.    

Um incêndio no Parque TORRES DEL PAINE, na PATAGÔNIA chilena, destruiu mais de 8,5 mil hectares de mata nativa e fez o presidente SEBASTIÁN PIÑERA declarar zona de catástrofe no local, pedindo ajuda aos ESTADOS UNIDOS, ARGENTINA e AUSTRÁLIA para conter o fogo. Cerca de 700 turistas foram evacuados da reserva, uma das mais visitadas do país, localizada a 2 mil quilômetros da capital SANTIAGO. O incêndio começou na quarta-feira, dia 28, e a dificuldade em controlar o avanço das chamas fez com que todos os hotéis e restaurantes da região fossem fechados.

Centenas de milhares de sírios, aproveitando a presença da equipe de 60 observadores de direitos humanos da LIGA ÁRABE, voltaram a desafiar hoje o regime de BASHAR ASSAD em protestos que grupos opositores classificaram de “os maiores dos últimos meses”. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, mais de 250 mil pessoas tomaram as ruas só na cidade de IDLIB, perto da fronteira com a TURQUIA. Ainda segundo grupos opositores, mais 24 pessoas morreram hoje em meio à repressão dos protestos por parte das forças de DAMASCO. Soldados e policiais, disseram os opositores, dispersaram as manifestações contra ASSAD com violência. Os Comitês de Coordenação Local informaram sobre a morte de manifestantes em DERAA e HAMA. A jornada de protestos, no dia da semana consagrado à oração pelos muçulmanos, teve grande adesão em todo o país, principalmente em razão do esforço dos grupos de oposição para chamar a atenção da missão de observadores da LIGA ÁRABE.

O governo do IRÃ promete disparar amanhã vários mísseis, incluindo os de longo alcance, durante a manobra militar que realiza no GOLFO PÉRSICO, informou a agência oficial de notícias FARS. A demonstração de força ocorre na esteira da ameaça de TEERÃ de fechar o ESTREITO DE ORMUZ, interrompendo a mais importante rota de transporte de petróleo do mundo, feita na terça-feira, dia 27.

Um ataque contra uma mesquita matou pelo menos quatro pessoas hoje em MAIDUGURI, nordeste da NIGÉRIA. O ataque ocorreu quatro dias depois de explosões que mataram 35 católicos em atos terroristas da milícia radical BOKO HARAM contra igrejas na véspera de Natal. A explosão de hoje ocorreu quando fiéis deixavam a mesquita após as orações de sexta-feira.

Dois atentados deixaram pelo menos 11 mortos hoje no PAQUISTÃO. A explosão de um carro-bomba matou nove pessoas e feriu 21 em QUETTA, capital da província do BALUQUISTÃO. O veículo foi detonado diante da casa do líder político SHAFIQUE MENGAL, filho de um ex-ministro. Outra explosão matou duas pessoas no povoado de SALARZAI. Um dos mortos era TARIQ KHAN, líder de uma milícia anti-TALEBAN.

A ex-primeira-ministra da UCRÂNIA YULIA TIMOSHENKO foi transferida hoje para o presídio onde cumprirá a sentença de sete anos a que foi condenada. A prisão fica na região de JARKOV, perto da fronteira do país com a RÚSSIA. YULIA, de 51 anos, foi julgada em outubro por abuso de poder. A Justiça entendeu que ela excedeu os limites do governo durante a negociação de um contrato para fornecimento de gás natural para a RÚSSIA em 2009. A ex-primeira-ministra foi transportada em uma maca por problemas de saúde.

Bombeiros conseguiram apagar hoje um incêndio que atingiu o submarino nuclear russo YEKATERINBURG, ancorado no porto de GADZHIYEVO, região de MURMANSK. O fogo começou na quinta-feira, dia 29, e alguns marinheiros permaneceram dentro da embarcação durante todo o esforço para apagá-lo. Sete tripulantes foram hospitalizados por inalação de fumaça tóxica. As autoridades garantem que não houve vazamento de radiação e os mísseis do YEKATERINBURG não estavam embarcados.    

Ceramista e designer de objetos, a húngaro-americana EVA ZEISEL morreu nesta sexta-feira, em NOVA YORK, aos 105 anos. Influenciada pela escola BAUHAUS, EVA ficou conhecida na década de 1940 ao criar o serviço de mesa TOWN AND COUNTRY, adquirido pelo BRITISH MUSEUM de LONDRES. O saleiro e pimenteiro dessa obra tornaram-se ícones. Nascida em BUDAPESTE em uma família judia, ela se mudou no fim dos anos 1930 para os EUA depois de ser perseguida pelo regime stalinista – seus relatos serviram de base para o livro DARKNESS AT NOON, de ARTHUR KOESTLER. Sua primeira grande amostra ocorreu em 1946 no MoMA de NOVA YORK.

2012     :     -     DOMINGO
MARLENE me acorda por volta das 7:15 horas. Conta que sua mãe escorregou no quintal de casa ao colocar um balde na escada que dá acesso à construção onde se situa as dependências da casa da MARLENE. Ela faz isso diariamente, assim que levanta e coloca a cadela MEL no quintal, a fim de impossibilitar a subida do animal pela escada. Bateu violentamente nos primeiros degraus da escada e pode ter trincado alguma costela. O JOÃO GOMES e a MARLENE vão levá-la ao Hospital Municipal para verificar a extensão do ocorrido. Ela quase não pode respirar, sentindo dores. Mais tarde chega a notícia de que realmente quebrou uma costela e trincou outra. Precisa comprar e usar uma cinta toráxica durante um mês no mínimo. Não podia ser pior a véspera do final do ano. Medicada, com remédios para tomar a fim de tirar a dor, ela regressa para casa.
Logo a notícia do acidente com a LUCINDA se espalha para a família da SORAYA, NELSON, NORMA, KÁTYA, IAGO. Ela começa a receber visitas: primeiro vem a KELLEN CRISTINA, com seu marido e seu filho. Depois as pessoas mais chegadas. MARLENE, sempre diligente, passa a cuidar da refeição e da própria casa. LUCINDA percebe que não pode fazer quase nada e tem um “repouso” mais do que forçado. Na tarde, chegam o seu irmão JOSÉ e a DORA. Trazem consigo o PIETRO, filho do ALEXANDRE. Com suas visitas e tomando regularmente os remédios receitados, ela vai passar o primeiro dia de seu acidente inusitado.

Por volta das 11:30 horas deste domingo, 30 de dezembro, tomo conhecimento da mensagem que BIAJONE passou para GISELE, que deverá ser a presidente do Núcleo de Correspondência de CAMPINA DE MONTE ALEGRE. Ainda não recebemos o estatuto do novo núcleo:
GISELE querida!
Enorme abraço pra ti e CESAR!  Como estão? BIAJONE saiu do ar por estar a caminho dos EUA onde voltara em fevereiro de 2013. Missão no exterior, mas contato aqui com vocês e nossos preciosos presidentes de NC permanece 100% via EMAIL.
Gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho que fez na pagina de seu BLOG de NC e também ao CARISSIMO EGYDIO pessoa que estimo sem paralelos.
Gostaria que inserisse a foto que vai em anexo junto da postagem do VERMELHINHO. Ficou faltando a foto do soldado. Não podemos em hipótese alguma deixá-la de fora.
Amanhã dia 31/12 embarco para minha missão no exterior e de lá mesmo vou disparar a mensagem a todos os presidentes de NC e toda a nossa Sociedade da efetivação de sua presença em nosso meio, bem como do 16º NC CAMPINA DE HEROIS.
Por estar ausente do país num período superior a 30 dias, passarei a gestão de toda a rede de NCs ao primoroso EGYDIO que durante esse período secundará CEL VENTURA no que necessário for relativo aos NCs, mas não estarei distante. Escreva que estarei aqui por email.
Amanhã também relatarei essa novidade a todos os camaradas da Sociedade.
Meu enorme abraço e felicíssimo 2013! Tenho planos excelentes para CAMPINA DE MONTE ALEGRE para 2013. Portanto, não esqueça de:
1) enviar meus votos de FELIZ ANO NOVO para CARLOS EDUARDO
2) dizer a ele que queremos passar 1 dia de carnaval na fazenda DAISY para discutirmos planos MMDC de 2013
3) dizer a ele ainda que minhas preces estão para que ele consiga se efetivar na prefeitura.
E para você e CESAR os meus mais efusivos votos de FELIZ 2013! Vocês dois foram o presente de aniversário que recebi (23/12) dia inesquecível em que conhecemos todas as estações de guerra, LIGIANA, VICTORINO CARMILLO e ARACASSU
Não se esqueçam! vocês dois serão os artífices que farão CAMPINA DE MONTE ALEGRE a CAMPINA DE HEROIS!
Enorme abraço e EM FRENTE!
BIAJONE
Dez 30, 2012 às 10h43AM

O caderno METRÓPOLE, de O ESTADO DE SÃO PAULO, publica hoje: HADDAD MANDA SECRETARIADO BUSCAR PARCERIAS E PEDIRÁ APOIO DE EMPRESAS. Para cumprir um plano avaliado em mais de 20 bilhões de reais, o novo prefeito terá de angariar recursos do Estado, União e iniciativa privada.
O time de 26 secretários municipais indicados pelo prefeito eleito de São Paulo, FERNANDO HADDAD (PT), não terá apenas a missão de administrar recursos públicos de acordo com compromissos firmados em campanha. A partir de terça-feira, eles terão também a função de buscar verba para engordar o caixa. A primeira ordem é mapear possíveis convênios com a União e o Estado. O segundo passo também está traçado. Para cumprir o ousado plano de governo aprovado nas urnas, avaliado em mais de 20 bilhões de reais, HADDAD espera ter o apoio da iniciativa privada. E para essa busca vê no secretário municipal de Finanças, MARCOS CRUZ, seu principal aliado. Ex-sócio da consultoria McKINSEY, o executivo de 37 anos é considerado uma das peças-chave da gestão. Foi escalado para desenvolver um plano de negócios que una a força da máquina pública com a agilidade empresarial. Indicado pelo industrial JORGE GERDAU, criador do Movimento Brasil Competitivo (MBC) – grupo de empresários que busca desenvolver programas de eficiência em todas as esferas de governo – CRUZ tem o aval da presidente DILMA ROUSSEFF, que defende uma política de otimização de recursos. No governo federal, acordo recente entre o MBC e o Ministério do Planejamento rendeu uma auditoria informal, comandada pelo secretário. Experiente, o novo secretário tem trânsito livre entre líderes partidários do País. Além do PT, já prestou serviços ao PSDB de MINAS, ao PMDB do RIO e ao PSB de PERNAMBUCO. Discreto, é avesso a entrevistas, mas sabe como prender a atenção de um grupo de empresários. Aos colegas, costuma dizer que gestão benfeita é o que assegura uma eleição. Para aproveitar a influência do executivo no meio empresarial, HADDAD entregou a CRUZ a missão de firmar parcerias público-privadas (PPPs) para áreas essenciais, como transportes e habitação. No início de dezembro, a convite de ODEBRECHT, visitou as obras do PORTO MARAVILHA, projeto de revitalização da zona portuária do RIO, consideradas modelo para SÃO PAULO.
PAULA MOTTA LARA será a representante feminina de HADDAD no “grupo de elite” do governo. Escolhida para comandar a Secretaria Municipal de Controle Urbano, a arquiteta e urbanista terá a função de moralizar um dos setores mais concorridos da cidade, o Departamento de Aprovação de Edificações (APROV), responsável pela liberação de prédios na cidade e envolvido em escândalos de corrupção durante a gestão de GILBERTO KASSAB (PSD). Apesar de não ser filiada ao PT, PAULA ocupou cargo de confiança no governo federal. Até o convite de HADDAD, era secretária do Patrimônio da União. Experiente, volta à capital com a “bênção” do mercado imobiliário e com a obrigação de fazer andar processos parados no APROV desde a saída de HUSSAIN AREF SAAB, o ex-dirigente do departamento investigado por ter acumulado 125 imóveis no período que esteve à frente do órgão (2005-2012). Na lista de funções assumidas ainda está a reorganização dos processos de licenciamentos na cidade, a partir da definição de novas regras de uso e ocupação do solo – prioridade zero da gestão, juntamente com a elaboração do novo Plano Diretor. No primeiro escalão da administração petista, além dos comandantes das pastas essenciais, como SAÚDE, EDUCAÇÃO e TRANSPORTES, um outro nome deve se destacar nos próximos quatro anos: FERNANDO DE MELLO FRANCO, eleito para a pasta de Desenvolvimento Urbano. Será ele o responsável pelo desenvolvimento do que HADDAD chama de sonho: requalificar o centro de SÃO PAULO, a partir da operação urbana no entorno do RIO TIETÊ.   

Em 1966, durante o período mais duro da ditadura militar no BRASIL, OTTONI FERNANDES JÚNIOR desembarcou na cidade de SÃO PAULO cheio de expectativas para fazer o curso de física da USP. Estudante, ele dava aulas de física e matemática num cursinho. Ao mesmo tempo, o inconformismo com a forte repressão no país o levou a ingressar na ALN (AÇÃO LIBERTADORA NACIONAL), um grupo guerrilheiro de resistência à ditadura que foi comandado por CARLOS MARIGHELLA, líder revolucionário assassinado numa emboscada comandada pelo delegado SÉRGIO PARANHOS FLEURY, em novembro de 1969. Dois anos após sua chegada à capital paulista, quando foi assinado o AI-5 (ATO INSTITUCIONAL Nº 5), OTTONI começou a ser procurado pela repressão e, em 1969, foi preso. Ele estava com 24 anos. “Eu estava sendo caçado pela ditadura e vivia com uma identidade falsa, no RIO, participando de ações de guerrilha urbana contra a ditadura. Após a prisão fui sorteado para estrear a primeira “casa da morte” montada pela repressão no BRASIL, contou, em 2004, à jornalista LETÍCIA NUNES, quando lançou seu livro sobre o período, “O BAÚ DO GUERRILHEIRO – MEMÓRIAS DA LUTA ARMADA”, pela Editora RECORD. Após seis anos na cadeia, o ex-guerrilheiro foi solto e se tornou jornalista. Trabalhou por 21 anos na “GAZETA MERCANTIL”, onde atuou de repórter a diretor-geral. Também foi redator-chefe da revista “ISTO É” e editor da revista “EXAME”. Depois, foi diretor de Comunicação do INSTITUTO LULA, secretário executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, entre 2007 e 2010, e diretor de redação da revista “DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Em março deste ano assumiu a Diretoria Internacional da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Hoje, OTTONI estava em EL CHATÉN, na PATAGÓNIA ARGENTINA, quando foi vítima de um infarto fulminante e morreu antes de ser atendido por médicos. Seu corpo chegará ao BRASIL na quarta-feira, dia 1º de janeiro. Ele nasceu em 1946 e deixa dois filhos.

Comoção e tristeza marcaram hoje o velório do funcionário público do Tribunal de Contas do Estado, CARLOS CÉSAR BINDI, de 44 anos, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Ele morreu por volta das 18 horas de sábado, dia 29 de dezembro enquanto pilotava um ultraleve, em SANTA FÉ DO SUL, cidade que fica bem próxima a SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. “Ele gostava de esportes radicais. Dizia que descarregava a tensão do dia a dia. Pilotava ultraleve há cerca de quatro anos. Eu nunca gostei, tinha medo, mas era a grande paixão dele”, disse a mulher de BINDI, ROSELY BARBOSA TORRES, que estava muito emocionada ao falar com os jornalistas durante o velório. Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, o acidente aconteceu durante a decolagem. CARLOS teria perdido altitude e batido contra o próprio carro, que estava estacionado próximo à pista. BINDI chegou a ser socorrido em estado grave, e internado na SANTA CASA de SANTA FÉ, mas não resistiu aos ferimentos e morreu poucas horas depois. Ele estava com a família em um hotel de SANTA FÉ DO SUL para comemorar o aniversário de cinco anos de seu casamento e também o ANO-NOVO.

ADRIELLY DOS SANTOS VIEIRA, de 10 anos, que foi baleada na cabeça e teve de esperar 8 horas por cirurgia no Hospital Municipal SALGADO FILHO, no MÉIER, zona norte do RIO, teve morte cerebral nesta noite, segundo sua família. Ela estava no Hospital Municipal SOUZA AGUIAR, no centro, para onde foi transferida no dia 27. Segundo a família, ADRIELLY foi ferida por uma bala perdida pouco depois da meia noite do dia 25, quando brincava na porta de casa com a boneca que havia acabado de ganhar de presente. A polícia investiga se o disparo partiu de traficantes da FAVELA URUBUZINHO, que, segundo testemunhas, comemoravam o NATAL com tiros para o alto. ADRIELLY morava em uma casa no bairro de PIEDADE, zona norte, entre as Favelas URUBU e URUBUZINHO. A menina foi levada ao hospital e chegou à 0:30 hora, mas não havia neurocirurgião de plantão. O médico escalado era ADÃO ORLANDO CRESPO GONÇALVES. Em depoimento, ele afirmou que faltava aos plantões há mais de um mês por discordar das condições de trabalho no hospital.   

O helicóptero que caiu no mar em COPACABANA, sábado à tarde, foi retirado da água no início da madrugada deste domingo. Equipes dos bombeiros trabalharam no resgate da aeronave, que foi içada por cordas. O equipamento foi retirado da areia e levado de caminhão para o aeroporto de JACAREPAGUÁ, onde será periciado. Com perda total, o helicóptero não poderá voltar a operar. As causas do acidente ainda vão ser investigadas.
A Brigada Militar do Rio Grande do Sul segue fazendo buscas no município de Cotiporã, na Serra Gaúcha, em busca dos nove reféns que seguem com os assaltantes, após assalto a uma fábrica de joias do município, na madrugada deste domingo. Ainda não há qualquer pista dos bandidos e das pessoas mantidas com eles. A polícia gaúcha mobilizou um efetivo de cerca de 200 policiais, e está usando helicóptero e bote do corpo de bombeiros, para as buscas na região de mata e do rio que passa pela cidade. As saídas do município estão sendo monitoradas, e a polícia está parando carros para verificar documentação, estratégia para tentar impedir a fuga dos bandidos. A polícia calcula que o ataque tenha sido feito por sete ou oito bandidos, três foram mortos, entre eles o mais procurado do Estado, Elisandro Rodrigo Falcão. Os demais estariam com os reféns.
Assaltantes com reféns estão escondidos em uma mata na serra gaúcha, desde a manhã deste domingo. Os assaltantes explodiram uma fábrica de joias em Cotiporã, a 169 km de Porto Alegre, mas fugiram após serem surpreendidos e trocarem tiros com a Brigada Militar. Três suspeitos foram mortos, entre eles Elisandro Rodrigo Falcão, tido como o criminoso mais procurado do Rio Grande do Sul. Neste momento a BM e a Polícia Civil cercam a mata, com dezenas de policiais, um helicóptero e cães farejadores. A região possui diversas estradas vicinais, o que pode facilitar a fuga do bando. A policia acredita que dois grupos, entre quatro e cinco suspeitos, estejam com nove reféns, cinco da mesma família. Em Cotiporã, o Grupo de Ações Táticas Especiais da Brigada Militar (Gate) explodiu uma carga de dinamite deixada para trás pelos assaltantes. Além de Falcão, Paulo César da Silva e Sérgio Ritter foram mortos em confronto com a polícia, ao tentarem furar um bloqueio na estrada. Dois policiais militares foram feridos. Fortemente armados com fuzis, os assaltantes conseguiram destruir três portas blindadas, um cofre e dois armários de alta segurança da fábrica, de onde levaram mercadoria avaliada em 300 mil reais. A polícia recuperou parte do material roubado.
Texto atualizado ás 17h20 de 30 de dezembro de 2012 (PORTO ALEGRE) - O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, afirmou neste domingo, 30, que a prioridade é garantir da segurança dos reféns em Cotiporã, a 169 km da capital gaúcha, após reação da polícia ao assalto a uma fábrica de joias no município. "Este é o momento mais importante da operação. A prioridade das prioridades é cuidar da vida dessas pessoas que ainda estão desaparecidas", disse em entrevista à Rádio Gaúcha. O ataque em Cotiporã ocorreu na madrugada deste domingo, e fez reféns os moradores da região. Durante a fuga, a polícia interceptou o comboio de 8 bandidos. Três assaltantes foram mortos, dentre eles o foragido mais procurado do Estado, Elisandro Rodrigo Falcão. Nove pessoas seguem com os outros criminosos que participaram do assalto, incluindo uma criança. Dois policiais militares foram feridos. "Vamos sacrificar qualquer solução em benefício da vida dos reféns", disse Tarso. O secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, está se deslocando para o município de Cotiporã, de onde acompanhará o desfecho do caso. Cerca de 200 policiais trabalham na busca, com apoio de um helicóptero e de cães farejadores. Segundo o governador, a reação da polícia ao assalto faz parte de uma ação de cerco aos criminosos que têm atacado caixas eletrônicos no Rio Grande do Sul com explosivos. Fortemente armados com fuzis, os assaltantes conseguiram destruir três portas blindadas, um cofre e dois armários de alta segurança da fábrica, de onde levaram mercadoria avaliada em 300 mil reais. A polícia recuperou parte do material roubada.
PORTO ALEGRE - A polícia do Rio Grande do Sul conseguiu libertar os nove reféns do assalto a uma fábrica de joias no município de Cotiporã, na serra gaúcha. O resgate das vítimas ocorreu por volta das 23h deste domingo. Segundo o quartel da polícia instalado no município, todos estão bem. As pessoas foram encontradas em uma região de mata na localidade de Linha Santa Lúcia, perto da casa onde foram surpreendidas. A área em que as vítimas foram achadas estava sendo vasculhada desde a tarde de domingo. Três dos assaltantes morreram nos embates com a polícia, um deles o foragido mais procurado do Estado, Elisandro Rodrigo Falcão. Os outros cinco criminosos que participaram da ação ainda não foram presos, segundo o comandante-geral da Polícia Militar, capitão Sergio Abreu. O ataque à fábrica ocorreu às 2h da madrugada deste domingo e os bandidos fugiram com nove reféns, utilizados como escudo humano. Sete foram libertados durante a ação da polícia, mas os bandidos invadiram uma casa e fizeram reféns outras sete pessoas de uma mesma família, incluindo uma criança. Explosivos: Os oito criminosos que explodiram a fábrica de joias utilizaram grande carga de explosivos, segundo testemunhas. Elas dizem que foram cerca de dez explosões: "Parecia que o mundo viria a baixo", afirmou um dos reféns do grupo que não quis se identificar. Conforme um dos proprietários da empresa, que pediu sigilo de sua identidade, parte da estrutura do prédio foi danificada pela dinamite. "Um cofre caiu de um andar para outro", disse. Ele afirmou que ainda não foi possível contabilizar o que foi roubado, já que ainda há muitas joias entre os escombros. Mas admite que, depois das últimas três tentativas de assalto à empresa - inclusive com sequestro -, a instrução para os funcionários é deixar o menor número possível de peças dentro do estabelecimento. "Ainda não sabemos o quanto foi levado. Esses R$ 300 mil que estão dizendo é mera especulação. Até porque os pedidos de final de ano já foram todos entregues. Além disso, é política da empresa deixar o mínimo de mercadorias na fábrica", declarou. Segundo o empresário, câmeras de segurança gravaram ao menos parte da ação dos bandidos. Segundo ele, chamou a atenção a preocupação de um dos criminosos com a imagem de uma santa dentro da fábrica. "Um deles, talvez devoto, teve o cuidado de proteger a imagem, retirando ela do local da explosão. A santa está intacta, ao lado do buraco na parede." Conforme o dono da fábrica, os sócios descartam a possível participação de antigos funcionários da empresa no ataque.
JÚNIOR CIGANO não é mais campeão mundial dos pesos-pesados do UFC. O brasileiro foi derrotado nesta madrugada pelo norte-americano CAIN VELÁSQUEZ, em LAS VEGAS, nos ESTADOS UNIDOS. Ele não se conformou com o péssimo desempenho e prometeu recuperar o cinturão o quanto antes. Logo após o duelo CIGANO se mostrou bastante abatido com a derrota, mas agradeceu à torcida pelo apoio. “Nesta noite eu não consegui honrar sua torcida por mim, mas eu juro que tentei e fiz o melhor que pude. Eu aprendi na minha vida que nenhuma derrota vai me vencer. Eu vou recuperar o meu cinturão”, escreveu o lutador em seu TWITTER, em recado direto para seus fãs. CIGANO, que é patrocinado pelo CORINTHIANS, teve de ir a um hospital depois da luta. Estava tão machucado que tinha até suspeita de fratura na mandíbula. Porém, após passar por exames, tal possibilidade foi descartada. 

“Mãe coragem.” É assim que amigos chamam a médica imunológica SÍLVIA BRANDÃO BELLUCCI, fundadora e presidente do CENTRO CORSINI, de CAMPINAS, no interior do Estado. Uma das entidades pioneiras do país no atendimento e abrigo de crianças portadoras do vírus HIV, o CENTRO CORSINI foi criado em 1986 por SÍLVIA, que se manteve à frente da instituição durante esses mais de 25 anos de existência. Graças ao trabalho e empenho da especialista, o centro se tornou referência nacional no estudo do vírus HIV, transmissor da AIDS, e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Atualmente, cerca de 20 crianças moram no abrigo. “Até o dia 21 ela esteve presente no abrigo, no CORSINI, como se dissesse para gente: não desistam. É difícil, mas não é impossível. Se unam, nós somos capazes de vencer”, contou à EPTV a coordenadora pedagógica do abrigo ROSANA BERNARDO. Segundo o médico intectologista CRISTIAN CRUZ HOFLING, um dos destaques do trabalho de SÍLVIA BELLUCCI era a ponte que fazia entre o centro e os doadores. “Ela foi a criadora do CENTRO CORSINI, quem sempre coordenou tudo, entendia muito de tudo o que acontecia lá dentro. Mas o principal era a relação que mantinha entre a instituição e o município e com as pessoas que queriam ajudar a causa da AIDS”, lembrou o infectologista. Segundo ele, os outros colaboradores do projeto vão se esforçar para manter o legado. O prefeito eleito de CAMPINAS, JONA DONIZATTE (PSB), destacou o legado de “generosidade”, compaixão e profissionalismo” da médica. “Seu pioneirismo na prevenção e tratamento da AIDS serviu de exemplo”, disse, em nota. SÍLVIA BRANDÃO BELLUCCI sofria com um câncer há um ano e teve complicações da doença na última semana. A médica estava internada no Hospital Centro Médico desde 24 de dezembro e faleceu aos 63 anos neste domingo, deixando marido e quatro filhos. O sepultamento será realizado amanhã pela manhã, no Cemitério PARQUE FLAMBOYANT, em CAMPINAS. 

Nascido em ~SÃO PAULO, filho de um médico e de uma dona de casa, EDUARDO BAHIA formou-se jornalista na década de 1970. Quatro anos depois, ganhou o prêmio PARKER de Jornalismo Estudantil com trabalhos publicados no jornal da faculdade. Como repórter, passou pelas redações do semanário “AQUI, SÃO PAULO”, e das rádios TUPI e GLOBO. Também foi produtor na RECORD e, na década de 1980, trabalhou como chefe de reportagem na TV GLOBO em SÃO PAULO. Deu aulas em faculdade de jornalismo e produziu o programa “MANCHETE URGENTE”. Na década de 1990, começou a trabalhar em campanhas políticas e atuou junto a ROMERO JUCÁ, COVAS, SERRA, ALCKMIN e KASSAB. Foi, ainda, assessor na Prefeitura de São Paulo. EDUARDO BAHIA morreu no domingo, dias 30 de dezembro, aos 61 anos, após uma reação alérgica, de acordo com informações da mulher. Recentemente, o jornalista havia passado por um transplante de medula depois de descobrir um linfoma. Terceiro filho de 14 irmãos, ele estava no terceiro casamento. Deixa uma filha, do primeiro casamento, e dois netos.

Dominar uma segunda língua é fundamental nos dias de hoje, mas DULCE BAPTISTA DAS NEVES GONÇALVES MacRAE, de 92 anos, foi uma mulher a frente de seu tempo. Ela falava fluentemente inglês, francês, espanhol e alemão. DOLLY, como era chamada carinhosamente, era natural de SANTOS, mas cresceu em SÃO PAULO. O seu aprendizado em outros idiomas foi influenciado pelos pais, donos de construtora, que também dominavam outras línguas. Na década de 1940, ela desistiu do curso de laboratorista na Escola Paulista de Medicina para ser intérprete na PANAIR. Ela recepcionava os estrangeiros que vinham ao BRASIL a trabalho. O escocês ALAN MacRAE se encantou com a recepcionista e disse a um amigo que se casaria com ela. Os quatro filhos que o casal teve aprenderam primeiro o idioma inglês. Alguns engatinharam no português somente depois dos 7 anos de idade. Até  fim da vida, DOLLY gostava de freqüentar o forró da terceira idade no PARQUE DA ÁGUA BRANCA. Ela morreu antes da virada do ano, neste domingo, 30 de dezembro. DOLLY teve complicações decorrentes do Mal de PARKINSON e de uma pneumonia. 

O navio de desembarque russo NOVOCHERKASK partiu hoje em direção à costa da SÍRIA levando armamento pesado e um destacamento de infantaria. A informação foi dada à agência de notícias russa INTERFAX por um porta-voz do Estado Maior das Forças Armadas da RÚSSIA. A embarcação deve chegar ao porto de TARTUS, em 1º de janeiro de 2013, onde os russos mantém uma base militar. A embarcação deve se juntar a outras cinco que já foram enviadas pelo KREMLIN à SÍRIA. Os navios, de acordo com informações oficiais, seriam para dar apoio em uma possível retirada de cidadãos russos com o agravamento da guerra civil síria. Há cerca de duas semanas, uma outra frota russa, também composta de cinco navios de guerra, deixou o MAR BÁLTICO a caminho do porto de TARTUS. Outra embarcações militares estão prontas para zarpar do MAR DO NORTE, caso o KREMLIN decida iniciar a operação de resgate na SÍRIA. Aliada do regime de BASHAR ASSAD, a RÚSSIA ainda tenta uma saída negociada para a crise que já se arrasta por quase dois anos. Os rebeldes sírios recusaram, na sexta-feira, dia 28, uma oferta de diálogo feita por MOSCOU. No sábado, dia 29, o ministro de Relações Exteriores russo, SERGEI LAVROV, admitiu que “não há possibilidade” de persuadir ASSAD a deixar o poder em DAMASCO. O representante especial da ONU e da LIGA ÁRABE para a questão da SÍRIA, LAKDHDAR BRAHIMI, afirmou hoje que a situação se deteriora a cada dia, mas que ainda vê espaço para uma solução diplomática em 2013. “O problema é que os dois lados não estão se falando”, afirmou. BRAHIMI alertou para o risco de que o conflito leve a SÍRIA a uma situação semelhante à da SOMÁLIA. “Há pessoas falando sobre a divisão da SÍRIA em vários pequenos Estados. Isso não ocorrerá. O que acontecerá é uma “somalização” com o surgimento de senhores da guerra”. O número total de mortos no conflito na SÍRIA já chega a quase 50 mil, de acordo com as estimativas do Observatório Sírio de Direitos Humanos, entidade de oposição com sede em LONDRES. Hoje, a organização afirmou que cerca de 400 pessoas foram mortas no sábado, dia 29, o que tornaria o dia um dos mais violentos desde o início da guerra. A maior parte das mortes teria ocorrido em uma universidade de DEIR BALBAH, nas proximidades de HOMS. De acordo com os insurgentes, tropas do governo cercaram a cidade para retomá-la e invadiram o local. “Se já temos 50 mil mortos em quase dois anos e a guerra continuar por mais um ano, não teremos mais 25 mil. Teremos mais 100 mil mortos”, disse hoje BRAHIMI durante entrevista coletiva no CAIRO.    

A Justiça da SUÍÇA congelou hoje cerca de 300 milhões de dólares em contas em GENEBRA em nome dos filhos do ex-ditador do EGITO HOSNI MUBARAK. A ação dos suíços é a maior já realizada contra ditadores estrangeiros que, por décadas, mantiveram contas no país. Além da família MUBARAK, o clã KHADAFI e os líderes da TUNÍSIA e da SÍRIA também tiveram bens bloqueados nos últimos anos. A fortuna foi encontrada na agência do CRÉDIT SUISSE, de GENEBRA, e representa quase metade de todo o dinheiro já bloqueado pelos suiços. No total, 700 milhões de dólares estão congelados no país, inclusive 7 milhões de dólares em nome da família de PAULO MALUF. O jornal suíço LE MATIN revelou hoje que as contas estavam em nome de ALAA e GAMAL MUBARAK, filhos do ex-presidente. GAMAL era uma espécie de gerente de negócios de seu pai e seu ponto de contato, inclusive com representantes no BRASIL. Os dois filhos são acusados de terem se beneficiado dos 30 anos de regime do pai para desviarem milhões de dólares para o exterior.

O corpo da jovem que morreu após sofrer um estupro coletivo em um ônibus na ÍNDIA foi cremado hoje na capital da ÍNDIA, NOVA DELHI. A garota havia sido levada para CINGAPURA para receber tratamento médico, mas não resistiu aos ferimentos. O caso provocou uma onda de protestos em várias regiões da ÍNDIA e fez crescer o debate sobre a violência contra a mulher no país – a maior parte das agressões desse tipo não são reportadas à polícia. Manifestantes pediram que os acusados – pelo menos seis homens – sejam executados na forca. A cremação ocorreu em uma cerimônia privada. Após chegar de CINGAPURA, o corpo foi levado para a casa da família da jovem sob escolta policial.

Legistas russos iniciaram hoje o processo de identificação dos cinco tripulantes que morreram em um acidente com um avião, no sábado, dia 29, em MOSCOU. A aeronave saiu da pista e invadiu uma estrada. As equipes de resgate localizaram a caixa-preta do TUPOLEV – 204 da Companhia RED WINGS, que pertence ao magnata ALEXANDER LEBEDEV. “O avião pousou na área correta, mas, por um motivo indeterminado, não conseguiu parar na pista”, disse ALEXANDER NERADKO, diretor da agência de transporte aéreo do país.  

Um atentado à bomba em uma estrada no BALUQUISTÃO, província do sudoeste do PAQUISTÃO, matou 19 e deixou 35 peregrinos xiitas feridos hoje. As vítimas estavam em dois ônibus, que foram duramente atingidos pela explosão. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, mas, segundo autoridades, os principais suspeitos são facções radicais sunitas. Os peregrinos seguiam em comboio para o IRÃ.  

Editor de som de O SENHOR DOS ANÉIS e ganhador de dois OSCARs, o neozelandês MICHAEL HOPKINS morreu neste domingo, aos 53 anos, por causa de um acidente ocorrido quando ele praticava “rafting”, informou a rádio estatal do país. HOPKINS, que nasceu em GREYTOWN, se afogou depois que o bote inflável em que estava com a mulher e um amigo esvaziou enquanto descia um trecho de corredeiras do Rio WAIOHINE, na NOVA ZELÂNDIA. Ao longo de sua carreira, ele ganhou dois OSCARs por trabalhos feitos em parceria com ETHAN VAN DER RYN: O SENHOR DOS ANÉIS – AS DUAS TORRES, em 2003, e KING KONG, em 2006.

2 013     :      -     SEGUNDA-FEIRA
Praticamente estamos chegando ao final de 2013. Numa segunda-feira, depois de passar dias tranqüilos, pretendo ir até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, mesmo porque há trabalho a fazer como passar os nomes das personalidades que foram condecoradas em SERTÃOZINHO e RIBEIRÃO PRETO para o livro de registro da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Além disso, à tarde, deverá comparecer no MMDC o WILLIAM MASCARENHAS.

CORONEL PM TOGNETTI manda-me uma mensagem revoltante, que vou colocar em meu blog, pois não se pode aceitar essa situação
Meu caro GALASSO,
Parabéns pela sua esperança exemplar! Continue na luta e na fé por dias melhores. Tomara a sua postura contamine todos os circunstantes e esses a todos os demais, numa corrente total de mudança de atitude, levando, nas próximas eleições, uma derrota aos comunistas e todos os seus corruptos anexos a uma fragorosa e acachapante derrota, sem deixar margens a dúvidas. Mas o que estou vendo e sentindo no meu dia-dia, em meio ao povo, não me faz vislumbrar isso. Oxalá eu esteja enganado, até rezo para isso, egoisticamente, pensando na família e amigos. Há até quem indique Maj Olimpio para governador... Democracia é isso e a maioria vence. QUEM SERÁ A MAIORIA??? Eis a grande questão.
Muito grato pela sua gentil atenção e desejo a você e a todos os seus entes queridos um BOM ANO NOVO! Um abraço, Tognetti
Prezadíssimo companheiro e 
DD Cel Tognetti
O meu clamor pode lhe sugerir um pouco de inocência, uma atitude simplista ou até desconhecimento da complexidade que envolve a "alternância do poder" em um país, e, ainda mais sobre a forte influência da Nova Ordem Mundial, mas, a minha esperança de ter um país soberano, progressista, livre, democrático, bom de se viver, etc... me coloca em xeque entre duas situações: 
1º)-Vamos às urnas "mais uma vez" e -como nos ensina a lenta, vagarosa e velha democracia - tentamos ganhar a direção do país, que está ao Comando de uma horda, que certamente usará de todos os artifícios legais e ilegais para permanecer - aliás, com muita chance - no poder e, obviamente com o nosso cruel sacrifício e sofrimento por essa previsível cubanização e, quem sabe até sob ameaçadora repressão a nós fardados ou não, que discordamos desse "status quo" político, tal qual ocorre em Cuba, Síria, Argélia, Coreia do Norte, etc... ), ou;
2º)- Apesar de não haver clima, apoio e força física, material e moral para uma tomada "diferente" do poder, com possibilidade de sérios danos para todos os lados, inclusive com uma reação internacional discordante contra isso, tudo orquestrada pela ONU, causando-nos sérios prejuízos políticos e sócio-econômicas, mas... será que "ao acordar os Generais dos velhos tempos que ainda existem e muitos outros mais jovens não contaminados", não é a única forma de evitar o mal que está "batendo à nossa porta"???  Não seria, apesar de tudo que se possa contrapor, a chance de evitarmos adentrar à porta do inferno, que está próxima e, já entre-aberta ???  Não seria mais digno, mais patriota, melhor para os nosso filhos e netos ??? Sei lá ???

Prezadíssimo Cel Tognetti, algo precisa ser feito. Resgatar os velhos Generais; também os novos, "pés-de-poeira" não contaminados pelo "poder" e discordantes da situação presente e futura, totalmente contrária à nós todos. ( Acredito que tenha uma boa parte nas FFAA ). 
Não podemos e não devemos ser lembrados pela leniência ou omissão. Sei que não é fácil. Tenho muitas dúvidas do resultado disso tudo, mas... lhe pergunto: se não for esse o caminho, o que fazer então ??? Não podemos entregar o Brasil assim tão facilmente.  Dizem alguns historiadores, e a história comprova que, a maioria dos grandes países são o que são, às custas do sangue derramado pelos seus compatriotas. Nada é tão fácil sem sofrimento, luta e talvez, sangue.  Que fazer ??? 
Fraternal abraço a todos
Galasso/75

Em 28 de dezembro de 2013 20:23, Tognetti, Americo <americotognetti@uol.com.br> escreveu:
Meu caro GALASSO,
Se você quer respostas para a sua pergunta, vou dar a minha.
Esqueça os generais, pois se formos esperar por eles estaremos todos fritos...
E aínda lhe pergunto, de quais generais você quer saber? Dos que cumpriram a ordem de reação em 1964, ou dos atuais subordinados ao PT e formados de maneira bem diferente daqueles? Veja o link ( http://www.youtube.com/watch?v=1XfsBi6DwSc)
Faço até uma comparação, no meu íntimo, que pode não ser aceita por quase nenhum dos mais jovens, quando constato que os coronéis PM de hoje, me parecem, bem diferentes daqueles do meu tempo de tenente e até, depois, um pouquinho mais a frente.
Portanto, não querendo, sintetizar, um análise que demanda muita pesquisa, e discussão, lhe sugiro, procurar uma resposta para nossa grave situação num patamar bem mais elevado e complexo do que este: "POR ONDE ANDAM OS NOSSOS GENERAIS?"
Um forte abraço e lhe desejando um BOM ANO NOVO, também, lhe antecipo, salve melhor juízo, referente a sociedade a que estamos inseridos, NÃO VAI SER FÁCIL e lhe digo isso, você que acompanha as minhas insignificantes manifestações nesta comunidade, cujo tom mantenho a mais de quinze anos aqui na WEB, não são essas manifestações de cunho otimista, nem pessimista, o que é acho uma grande imbecilidade, mas, no meu entender bem realistas (http://www.youtube.com/watch?v=a7pOl9hX1PA)e que são fundamentadas nos meus parcos e rudimentares conhecimentos, condimentados por pitadas ínfimas de sociologia, filosofia, história, principios e fundamentos de segurança nacional, defesa interna, informação e contra informação, guerra revolucionaria que pude tomar contato quando sentei nos mesmos banco acadêmicos que você sentou e tudo isso arrematado pelos meus setenta anos de idade dos quais trinta na labuta pela segurança pública da qual fui um operário. Tognetti/68
----- Original Message -----
Sent: Saturday, December 28, 2013 2:28 PM
Subject: Re: [CBB-ninho-de-aguias]'17744' Felizmente, o amigo está lutando.
Prezados amigos
"felizmente, estou morrendo" pode ser uma boa frase ao velho companheiro Osmard Andrade Faria, mas o que dirão aos jovens e moços brasileiros que enfrentarão e farão o futuro do nosso país ???
" Seria infelizmente estou vivendo ??? " Desculpem-me mas não posso concordar com ela. Sou da linha que "não" devemos deixar para amanhã o que se pode (ou se deva) fazer hoje.
Assim sendo, quem sabe para a única solução restante, diante de um povo apedeuta, ignorante, despolitizado, resignado e míope, acomodado (em troca de uma miserável e politiqueira e nojenta bolsa-família), resta-me perguntar, o que já perguntei aqui no Ninho e não obtive resposta, mas vou insistir, para o bem do Brasil e dos brasileiros verdadeiramente patriotas:
"POR ONDE ANDAM OS NOSSOS GENERAIS"
Galasso/75
Em 28 de dezembro de 2013 10:30, Roni Garcia <ronigarcia@uol.com.br> escreveu:
Carlini, bom dia.
Felizmente, o amigo continua batalhando.
Repasso para a CBB, onde há um punhado de teimosos combatentes.
Votos de que 2014 seja melhor.
Abs. Roni.
De: pedrocarlini [mailto:pedrocarlini@uol.com.br]
Enviada em: sábado, 28 de dezembro de 2013 10:07
Para: pedrocarlini@uol.com.br
Assunto: Felizmente estou morrendo...
REPASSANDO.........
FELIZMENTE ESTOU MORRENDO
OSMARD ANDRADE
Leio no “Estadão” de hoje, 14 de dezembro, página 12, notícia que me atinge como um soco no estômago: “A Escola Estadual Presidente Emilio Garrastazu Médici passou a chamar-se Escola Estadual Guerrilheiro Carlos Mariguella”. Parece que estamos chegando ao fim e a República Federativa do Brasil também mudará de nome: seremos República Popular
Democrática do Brasil, que este é o apelido usual de todos os países comunistas à volta do mundo. Passado o impacto, obrigo-me a uma volta ao passado. Como dizia Augusto dos Anjos, “sou uma ameba, venho de outras eras...”. Era ginasiano em 1937 quando Getúlio Vargas implantou o “Estado Novo” e espancou os comunistas que, à soldo de Moscou, tentavam criar na
América do Sul um satélite da União Soviética. Foram daquela época o famigerado cavaleiro da esperança Luiz Carlos Prestes, (Em caso de guerra entre o Brasil e a União Soviética, lutarei por eles”), Harry Berger, Garota, Olga Benário e outros militantes bolchevistas, saía-se recentemente da chamada intentona comunista que buscou arrasar o terceiro Regimento de Infantaria da Praia Vermelha com dezenas de oficiais mortos, o Partido Comunista Brasileiro e a UNE (esta, sempre foi no Brasil uma célula do partidão) foram fechados, o país respirou aliviado. A partir de 1939, fui radialista e jornalista, escrevendo para rádios e jornais. Em 1943 participei da Força Expedicionária Brasileira lutando pela democracia mundial. Nos anos de 1951 e 1952, produzi para as rádios Ministério da Educação, Roquette Pinto, Mauá e uma rede de 48 emissoras no interior do país, uma série de rádio-reportagens sob o título de “Paisagens da Vida”, um teleteatro de contra-propaganda comunista, na qual, com a colaboração de um militar foragido da URSS, Anatoli Mickailovich Granovski, contava as atrocidades que eram sofridas pelo povo soviético nas mãos dos líderes vermelhos Stalin, Lenin e quadrilha. Esses programas foram gravados pelo NKVD de Moscou e de lá veio a ordem para o Tribunal Vermelho do Brasil, vivendo na clandestinidade, me condenando à morte. O DOPS, (Departamento de Ordem Política e Social) do segundo governo do Getúlio, teve ciência do fato. Chamaram-me. Avisaram-me que tinha a vida em perigo. E o máximo que me podiam oferecer eram uma arma e o seu porte, nada mais. Duas vezes tentaram os comunistas matar-me. Meu elenco de artistas era substituído a cada mês, tal a natureza das ameaças que sofriam por telefone. Deixei tudo em 1953 quando entrei para a Marinha como médico. Em 1961 fui transferido para Florianópolis. E aqui, como militar, vivi os episódios históricos da renúncia do Presidente Jânio Quadros com posse do esquerdista João Belchior Goulart e sua deposição em 1964 ao tentar incendiar o país com sua participação ativa nas tentativas de implantação do regime comunista no governo brasileiro. Neste último episódio, como antigo jornalista, fui nomeado relações públicas do Estado Maior da 5ª. Região Militar. Mais uma vez lutei contra a barbárie vermelha. Em 1968, durante o governo militar, os bolchevistas insistiram em transformar o Brasil numa ditadura vermelha. É dessa época a famosa guerrilha do Araguaia na qual pontificaram líderes esquerdistas como José Genoíno, Dilma Roussef, José Dirceu, o primeiro dos quais matando a marteladas na cabeça um oficial do Exército, mas todos eles se fazendo passar hoje como heróis da “democracia”, vítimas da ditadura militar. São sabujos dos Castros cubanos, irmãos de fé dos bolivarianos da Venezuela, dos norte-coreanos, doadores das economias brasileiras para os demais países comunistas do mundo, autores dessa farsa de importação de médicos cubanos afrontando todas as leis do país e as reais necessidades da saúde pública. E o que querem esses bandidos fazer do Brasil?
Transformá-lo em uma outra Cuba, o melhor país do mundo em que se pode viver desde que se tenha um apartamento em Paris, o país onde  se pratica a melhor medicina das três Américas desde que se tenha um Hospital Sírio-Libanês quando qualquer companheiro adoece, país cuja principal matéria-prima é mão-de-obra escrava exportada para todo o mundo, país onde se passa fome, paraíso do qual todos querem fugir mesmo correndo o risco de morrer no mar? Esquerdismo é isso? Nenhum regime político já acontecido no mundo matou mais patrícios seus e pessoas de outras origens que o comunismo da União soviética. Mais de 600 milhões de cadáveres. Ao fim de 70 anos, nem eles mesmos suportaram mais. Mas nos bolsões de resistência como em Berlim Oriental, construíram muros para evitar que os felizardos que viviam no “paraíso” fugissem para o inferno ocidental. Ouçamos, a respeito, a opinião do grande Fernando Pessoa: “O comunismo não é um sistema: é um dogmatismo sem sistema - o dogmatismo informe da brutalidade e da dissolução. Se o que há de lixo moral e mental em todos os cérebros pudesse ser varrido e reunido, e com ele se formar uma figura gigantesca, tal seria a figura do comunismo, inimigo supremo da liberdade e da humanidade, como o é tudo quanto dorme nos baixos instintos que se escondem em cada um de nós”. Ho Chi Ming, líder comunista chinês matou mais de 3 milhões de patrícios. Na Coréia do Norte já morreram mais de um milhão. Mas os esquerdistas brasileiros ´representados pelo PT, PSB, CUT, MST, UNE e outras quadrilhas redigiram uma carta de apoio aos camaradas da Coréia onde afirmavam, entre outros besteiróis: “Incentivaremos a humanidade e os povos progressistas de todo o mundo e que se opõem à guerra, que se manifestem com o objetivo de manter a paz contra a coerção e as arbitrariedades do terrorismo dos EEUU”. O líder cubano Che Guevara em quem os jovens de hoje e a quadrilheira Dilma Roussef vão buscar inspiração era claro quanto às suas intenções pacifistas e socializantes: “Um revolucionário deve se tornar uma fria máquina de matar apenas pelo ódio. Banharei minha arma em sangue e, louco de fúria, cortarei a garganta de qualquer inimigo que me cair nas mãos. E sinto minhas narinas dilatadas pelo cheiro acre da pólvora e do sangue do inimigo morto. Aqui na selva cubana vivo é com sede de sangue, estou escrevendo estas linhas inflamadas em Marti”. É este o governo que os patriotas esquerdistas querem para o Brasil? Costumam dizer que quem não é socialista na juventude não tem coração e quem ainda é socialista na idade adulta não possui cérebro. Digo-lhes eu: mostrem-me um adolescente que não seja socialista e eu lhes mostrarei um alienado do seu grupo; mostrem-me um homem de mais de 30 anos que ainda seja comunista e eu lhes mostrarei um canalha. Paulo Francis achava que todo mundo tem o direito de se portar como um débil mental até os trinta anos. Infelizmente a escória vermelha do Brasil, que tanto ajudei a combater, está de volta, tomou conta do país, vai nos levar à infâmia da cubanização, não sossega enquanto não humilhar os militares que os combateram nos anos 60 e 70, obrigou recentemente esses mesmos soldados a prestar honras militares ao cadáver do comunista que desalojaram do poder em 1964 e agora, conforme está no jornal, trocaram pelo nome de um criminoso bolchevista o de uma escola de
Salvador. Como já estou no fim da vida aos 91 anos, não viverei o suficiente para suportar esse castigo, mas lamento pelos meus filhos e netos. Que me perdoem o mau gosto da frase, mas, felizmente, estou morrendo. Osmard Andrade Faria
Vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 11:30 horas. Assim que chego no MMDC recebo um telefonema do OLIVEIRA. Ele e outros companheiros querem ainda comemorar o meu aniversário em um restaurante novo na PRAÇA JOÃO MENDES (o restaurante da AOMESP não está aberto nesses últimos dias do ano). COLOMBO, MAURÍCIO (sua esposa MANUELA e sua filha SOPHIA) e OLIVEIRA permanecem comigo durante um bom tempo nesta tarde. Mas tenho de voltar ao MMDC porque o WILLIAM MASCARENHAS marcou o horário das 15 horas para um encontro na Sociedade. Ele me traz o diploma da Medalha “MÉRITO DE TELECOMUNICAÇÕES – CEL MANOEL DE JESUS TRINDADE”, que foi entregue a ele em 20 de dezembro de 2013, justamente quando eu estava em RIBEIRÃO PRETO. Há anos atrás fui condecorado com essa honraria, mas o diploma estava errado e somente agora é que foi feita uma segunda via:
DIPLOMA
O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no uso das suas atribuições outorga a Medalha “MÉRITO DE TELECOMUNICAÇÕES – CEL MANOEL DE JESUS TRINDADE” instituída nos termos do Decreto nº 51.125, de 18 de setembro de 2006, do Excelentíssimo Sr Governador do Estado de São Paulo, ao Ilustríssimo Sr.
CEL PM MARIO FONSECA VENTURA
em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento das Telecomunicações, resultando em de maneira a engrandecer o nome da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
São Paulo, 20 de dezembro de 2013
BENEDITO ROBERTO MEIRA
Cel PM – Comandante Geral

RONALDO DE OLIVEIRA E SILVA
Ten Cel PM Chefe CSM/MTel
WIILIAM permanece até às 16 horas na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, bem como COLOMBO. Este irá com um grupo de uma igreja evangélica para SÃO SEBASTIÃO, amanhã.
Nuvens negras toldam o céu da cidade de São Paulo. Retorno a GUARULHOS de uma maneira agradável. O trânsito está muito bom na MARGINAL TIETÊ e também na VIA DUTRA.
PAULO CÉSAR, IAGO e KÁTYA regressam de SÃO SEBASTIÃO já à noite. Passaram os últimos dias numa casa de um dos parentes da SORAYA e NELSON.   

Mais de 50 mil balões nas cores da bandeira nacional, verde e amarelo, tomaram conta do céu da cidade de SÃO PAULO na região central nesta tarde. O evento é realizado pela ASSOCIAÇÃO COMERCIAL desde 1992 e já virou tradição para comemorar a chegada do ANO NOVO. Os balões são biodegradáveis e foram soltos no PÁTIO DO COLÉGIO.

Um acidente com um ônibus da RODOVIA AYRTON SENNA, na altura do km 60, deixou uma vítima em estado grave e 13 pessoas feridas de forma leve. O acidente ocorreu quando um ônibus tombou no canteiro lateral da rodovia, próximo à cidade de GUARAREMA, no sentido SÃO PAULO, por volta das 15:45 horas. A vítima em estado grave foi socorrida e encaminhada ao Hospital SANTA MARCELINA, em ITAQUAQUECETUBA. Segundo a ECOPISTAS, concessionária que administra a rodovia, duas faixas da direita da AYRTON SENNA foram interditadas devido ao acidente.

Uma médica de 48 anos viveu momentos de terror na tarde de domingo. Ela foi vítima de um seqüestro relâmpago, após sacar 1,4 mil reais de uma agência bancária na Avenida JOSÉ MARIA WHITAKER, no PLANALTO PAULISTA, zona sul da capital. Os quatro suspeitos, entre eles GEORGE SOUZA SANTOS, de 23 anos, que era procurado, e três menores de 17 anos, incluindo uma menina, abordaram a médica e a colocaram a princípio no banco traseiro do seu carro, uma MITSUBISHI ASX. Um deles ainda chegou a gravar um vídeo interrogando a vítima. Depois a colocaram no porta-malas. Enquanto isso, os suspeitos foram ao SHOPPING SP-MARKET e depois ao INTERLAGOS para fazer compras com cartões dela. Compraram roupas de marcas, jóias, relógios, tênis, entre outros objetos. No total, gastaram 24 mil reais. Porém, os planos da quadrilha começaram a dar errado quando decidiram ir a um supermercado na Avenida TEOTÔNIO VILELA. No local, GEORGE e um dos menores ficaram no estacionamento perto do carro e os outros subiram. Um cliente desconfiou e resolveu chamar a polícia. Quando os policiais chegaram, eles ainda tentaram fugir, mas sem sucesso. Todos foram detidos. A médica foi retirada do porta-malas, depois de quatro horas, em estado de choque. Ela não se feriu.

EWANDRO EDNALDO EVARISTO DA SILVA SANTOS, 21 anos, e WELLINGTON COSTA PEREIRA, 19 anos morreram baleados após uma suposta reação quando tentavam roubar um policial militar em um motel, na madrugada em ITAQUERA. O PM, que não teve o nome divulgado, estava em uma moto, no guichê da recepção, entregando os documentos com sua namorada quando três homens chegaram a pé e anunciaram o roubo. Eles queriam a moto da vítima, uma HONDA modelo XRE. Um deles estava armado com uma escopeta. A vítima pediu para a namorada se afastar. Momentos depois, um dos suspeitos, que estava armado, esboçou uma reação e o policial atirou duas vezes contra os dois. Eles morreram no local. O outro conseguiu fugir. Após a morte dos suspeitos, os familiares e amigos deles foram até o local e protestaram. Eles estavam revoltados. Os criminosos moravam próximo ao local do crime. Por este motivo, foi solicitado mais reforço policial na região. Os PMs dispararam balas de borracha para dispersar os envolvidos e evitar vandalismo. Os familiares queriam ver os corpos, que estavam preservados para a perícia.

O ex-piloto de Fórmula 1, MICHAEL SCHUMACHER, continua internado em estado gravíssimo no Hospital Universitário de GRENOBLE, na FRANÇA. Nesta segunda-feira, a equipe médica responsável por acompanhar o alemão explicou a situação e as informações foram preocupantes. Segundo o chefe de anestesia, JEAN-FRANÇOIS PAYEN, casos como o de SHUMACHER têm de 40% a 45% chances de levar o paciente à morte precoce. “Ele está em uma situação crítica. Podemos dizer que o prognóstico de vida é incerto. O estado dele é muito grave”, admitiu o especialista. No hospital, foi constatado um grave traumatismo e hematomas intracranianos, além de um edema difuso. Submetido a uma cirurgia de emergência, o alemão está sendo mantido em coma artificial, com hipotermia, para manter sua temperatura em torno de 34 graus. Os médicos não falam em prazo para a recuperação e, mesmo com a possibilidade de ficarem seqüelas do acidente, os especialistas evitam o assunto.
Alvo da solidariedade de fãs anônimos e famosos – hoje, a chanceler alemã, ANGELA MERKEL, manifestou “profunda comoção” com o acidente – a família do ex-piloto agradeceu às inúmeras manifestações de apoio, mas pediu respeito a sua privacidade neste momento delicado. Casado com CORINNA, SCHUMACHER tem dois filhos adolescentes: GINA-MARIE, de 16 anos, e MICK, de 14. A família está ao lado dele, acompanhando o tratamento no hospital. Além deles, o médico GÉRARD SAILLANT, amigo pessoal do ex-piloto e especialista em lesões na cabeça e na coluna, também está no local.

Longe das quadras desde agosto por conta de uma lesão no ombro, MARIA SHARAPOVA voltou a atuar e mostrou estar em boa forma. A russa estreou com vitória no WTA DE BRISBANE (AUS), ao derrotar a francesa CAROLINE GARCIA, por 2 sets a 0. Sob a orientação de seu novo treinador, o holandês SVEN GROENFELD, SHARAPOVA apresentou bom volume de jogo e não reclamou mais dos incômodos. Mesmo assim, a musa teve dificuldades para suportar o forte calor de 35 graus e pediu uma bolsa de gelo para refrescar a cabeça. Número quatro do mundo e dona de quatro títulos de GRAND SLAM, a russa usa o TORNEIO DE BRISBANE como preparação para o ABERTO DA AUSTRÁLIA, marcado para ocorrer de 13 a 26 de janeiro.

O ex-ministro dos Transportes da GRÉCIA, MICHALIS LLAPIS, de 62 anos, foi condenado hoje a quatro anos de liberdade condicional por dirigir sem portar habilitação e usando placas falsas. Ele também terá de pagar uma multa de 3 mil euros (cerca de 9,6 mil reais) por não ter seguro no seu carro. A pena de liberdade condicional pode ser trocada por 50 euros por dia de condenação.

Pelo menos 15 pessoas morreram nesta manhã e 23 ficaram feridas em decorrência de um novo atentado à bomba na cidade russa de VOLGOGRADO, informou o vice-governador da região, VALISI GALUSHKIN. Os números ainda era preliminares. O artefato explodiu no interior de um trólei (meio de transporte comum nas cidades russas) do sistema de transporte público de VOLGOGRADO, que ficou completamente destruído. O porta-voz do Comitê de Instrução russo, VLADIMIR MARKIN, confirmou de tratar de um atentado terrorista e anunciou a abertura de um inquérito. Investigadores suspeitam que um homem tenha cometido a explosão a bordo do ônibus elétrico que se dirigia para o centro da cidade.
Este é o segundo atentado em menos de 24 horas em VOLGOGRADO: no domingo uma explosão em uma estação de comboios causada por uma mulher-bomba deixou ao menos 17 mortos e mais de 50 feridos. Em 21 de outubro, um terrorista suicida oriundo do CÁUCASO matou seis pessoas no que era considerado o pior atentado terrorista do ano até então. O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, ordenou um reforço da segurança em todo  país. A ordem foi dada depois de os investigadores russos terem anunciado que os dois atentados em VOLGOGRADO estão ligados e foram perpetrados por terroristas suicidas.

2 014    :     -     TERÇA-FEIRA
COMPANHEIROS
O ALFREDINHO ACABA DE COMUNICAR QUE O VELÓRIO SERÁ NO CMED, A PARTIR DE 04:00 DE AMANHÃ DIA 30/12/2014
DE ACORDO COM A INFORMAÇÃO, O CORPO DO ZENILDO AINDA ESTÁ EM PRAIA GRANDE, PARA OS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS E VIRÁ PARA SÃO PAULO AINDA HOJE
RIP ZENILDO
POR FAVOR RETRANSMITAM AOS DEMAIS E TONHETTI AO CLÃ DE TUIUTY

CORONEL PM ODAIR DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO (conhecido como Cmt HORÁCIO, nos meios literários, assim se expressa, com relação ao infausto acontecimento com o CORONEL PM ZENILDO TADEU VIEIRA PEIXOTO:
PALAVRAS AO NOSSO COMPANHEIRO ZENILDO, FALECIDO ONTEM.
BOA TARDE
Com a emoção embaçando o pensamento tentei elaborar esta homenagem ao ZENILDO, mais um combatente de TUIUTY que parte para o desconhecido reino dos céus.
Este ano de 2014 nos levou três grandes companheiros, linhas de frente, MARTINEZ, FERRARINI E ZENILDO.
Nós, os que ficamos, choramos a perda, mas no caso do ZÊ a morte foi rápida, instantânea, honra  reservada apenas aos escolhidos e bons e o ZÊ, quem duvida?
Da matéria nada restou, mas as boas lembranças e creio todos somente as temos, porque não conheço nada que o desabonasse. Era um porto seguro aos que o procuravam para um conselho, uma conversa.  A simplicidade foi o carimbo marcante, a humildade a tinta com que chancelou todos os momentos.
Fiquemos em paz, alegres, aplaudindo a vitória do ZÊ, deve estar ao lado do Trono Celeste com a timidez que o caracterizava nesses momentos e Deus o acolhe
Amigos, familiares e em especial a nossa TURMA DAS AUTORIDADES, A TURMA TUIUTY, MAIS UM COMBATENTE NAS MILICIAS CELESTES;
PERDOEM SE NÃO CONSEGUI EXPRESSAR EMOÇÃO NO TEXTO E SE PUDEREM DIVULGAR AOS DEMAIS E SE ME FIZER DIGNO DISSO, AGRADEÇO

CMT HORACIO
ABRAÇOS, de ladinho, era assim que encerrávamos nossas alegres conversas ou mensagens ZENILDO E EU
Nossas preces ao nosso Querido amigo é ex-companheiro Zenildo e familiares!
“Senhor onipotente, que a tua misericórdia se estenda sobre o nosso ex-companheiro Zenildo e familiares que acabam de deixar a Terra! Que a tua luz brilhe para eles! Tira-os das trevas; abre-lhes os olhos e os ouvidos! Que os bons Espíritos os cerquem e lhes façam ouvir palavras de paz e de esperança! E consolem seus entes queridos pela certeza da continuidade da vida, de nosso burilamento espiritual e de um reencontro...
Assim seja!
Que o Deus o abençoe bem como sua família.”
Paulo Cezar Neves

Vou para a cidade de SÃO PAULO no horário das 11 horas. Moradores de rua estão de olho no prédio da ANITA GARIBALDI, Nº 25. Assistiram a mudança da Sociedade no dia 8 de dezembro, pois durante anos frequentam a rua, bem em frente à antiga sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Apenas não invadiram ainda o local porque ouviram dizer que ali será a Fundação dos Bombeiros, em 2015. Compareço também ao Corpo de Bombeiros. Como o ZENILDO foi dos bombeiros, penso que os oficiais irão comparecer ao velório. Mas perco tempo no almoço que faço num restaurante da Praça JOÃO MENDES e fica tarde para ir até o Cemitério do CHORA MENINO. Apenas regresso para GUARULHOS.
No ônibus, termino de ler o romance de ALCIDES LELLES MOREIRA - JACYRA - DEYVIS MOREIRA AGRA SIQUEIRA, seu neto, residente em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, mandou-me o romance no dia 26 de dezembro. LELLES ingressou na FORÇA PUBLICA em 1939. Antes pertenceu à Guarda Civil. Como CORONEL, ele encerrou a sua carreira militar em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. O CORONEL ILO MELLO XAVIER, autor da letra do HINO DA ESCOLA DE OFICIAIS, prefaciou o livro do seu colega em março de 1998.
Diz ele "ALCIDES LELLES MOREIRA, por quem nutro anciana amizade fraternal e o melhor sentimento de respeito, embasados em décadas de admiração mútua, brindou-me com sua costumeira fidalguia, atribuindo ao velho companheiro a honra de, como se fosse um "Notário" (não juramentado), lavrar o "termo do nascimento" dessa sua filha literária.
Nossa amizade nasceu nos liames da vida profissional na caserna, onde nela era eu o liderado e instruendo e, ele, o meu preceptor sempre tido como padrão de experiência e perfeccionismo. Foi também em que me espelhava nos primórdios de minha vida, quando aprendiz de chefe de família e pai.
Dele partiu a amável convocação para que eu rabiscasse a "Apresentação" desta obra de sua lavra, o que tomei como desafio impostergável, honra que meu coração jamais permitiria declinar.
A emoção foi a lente úmida com que meus olhos se orientaram por entre veredas, portais, ecos e silêncios nos sítios de uma SÃO PAULO antiga e sempre atual aqui "clicados"! História simples, recheada de lugares e vidas humildes, pobres, obscuras, sem notoriedade e sem glamour. Nada mais comum, nada mais antigo, nada mais humano! Parodiando o Poeta, "são momentos idos e vividos!".
No entanto, diante desse retrato do passado, dessa foto esmaecida e rota, resgatada do fundo do baú das lembranças perdidas, há um detalhe muito sutil, o que lhe dá vida e faz todo o vigor do instantâneo fugidiço. Os mais atentos abservarão, nesse registro argentino, toda a pujança e brilho de uma classe varonil, plena de garbo, veladamente encoberta sob a simplicidade do homem mediano!
É a encenação da vida pessoal e privada de tantos Milicianos obscuros que, sob as dificuldades da profissão ingrata e malentendida, vivem os seus dramas pessoais e familiares no anonimato de cada dia, não importa a gravidade do momento sócio-patológico, não obstante as debacles domésticas individuais próprias.
Ao relatar as venturas e desventura de um personagem central orbitado pela sua JACYRA (do Tupi JACI = LUA, CY= MÃE, mulher, IRA=MEL: "parceira em lua de mel"), a trama envolve a vida daqueles abnegados batalhadores anônimos, oriundos da própria sociedade que não os entende, embora nela vivam integrados e imersos numa luta insana e desigual, marginalizados pela incompreensão dos que deles e de seu ofício, jamais necessitaram.
Eis a história e desafios de UM HOMEM SÓ! Não no sentido de Unidade Isolada, mas sobretudo ante o enfoque amplo de SOLIDÃO, essa força que esmaga o ser humano quando precisa enfrentar as adversidades, tomar decisões, selecionar alternativas e absorver as consequências e resultados que, nas mais das vezes, nos os queria ou deles não precisava.
Nas entrelinhas, JACYRA espelha o folclore de cada um e de tantos. Ao seu modo o autor (ou terá sido o SUPREMO AUTOR?), de forma velada, indireta e sutil, arrasta-nos também nessa mesma trama, coadjuvantes que somos na inesperada e eterna montanha-russa que se chama existência! JACYRA: na verdade, "Valor sentimental dos bens de cada um de nós", não importa o Nome que ostente, a qualquer tempo e lugar.       

A respeito do romance "JACYRA", mando a seguinte mensagem para o neto do CORONEL ALCIDES LELLES MOREIRA, que foi quem me presenteou com esse romance e também o livro "´HISTÓRIAS & ESTÓRIAS".
        Estimado DEYVIS
Desejo a você um ANO NOVO repleto de fatos que irão melhorar sua vida.
No dia 26 de dezembro recebi os livros: JACYRA e HISTÓRIAS & ESTÓRIAS.
Apesar das atribulações dos festejos natalinos e da família estar voltada para o final do ano, HOJE, dia 30 de dezembro, terminei a leitura da JACYRA.
A vida de ROMÃO, que começou como soldado no Regimento de Cavalaria "9 de Julho" e chega até a Coronel, servindo em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,
encantou-me pela maneira singela e verdadeira com que o CORONEL LELLES retratou a trajetória dele, constituindo família, com muitas dificuldades no início da carreira.
O CORONEL ILO MELLO XAVIER prefaciou o romance. Lembro-me dele quando comandei SÃO JOSÉ DO RIO PRETO em 1991. Quando você o encontrar, dê-lhe um abraço por mim. 
HISTÓRIAS & ESTÓRIAS lerei em princípios de janeiro de 2015.
Estou inserindo em minhas memórias, em 7 de fevereiro, a biografia do ALCIDES LELLES MOREIRA.
Agradeço imensamente o presente de NATAL, pois ROMÃO se identifica um pouco comigo, também comecei minha vida como soldado, casei muito cedo e minha mulher teve três filhos e as crianças deram muito trabalho para mim quando fiz a Escola de Oficiais.  

A presidente DILMA ROUSSEFF deu mais uma notícia ruim para os trabalhadores hoje. Ao contrário do definido pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional no início do mês, a petista descartou arredondar o salário minimo para R$790,00 como queriam deputados e senadores e definiu o novo valor de R$788.
O reajuste é equivalente a 8,83% sobre o valor atual, de R$724. Ainda segundo o decreto, o valor diário do mínimo corresponderá a R$26,27 e o valor por hora será de R$3,58.

Exames feitos pelo IML de SANTOS constataram que KÁTIA BOARETTO, uma das quatro vítimas fatais de um raio na PRAIA GRANDE, na tarde da segunda-feira, não estava grávida, desmentindo o que havia afirmado o SAMU anteriormente. KÁTIA estava na praia com o marido, LUCIANO D´ALESSANDRO e com seus tios, ZENILDO TADEU VIEIRA, de 69 anos, e ANDREA BOARETTO, 41. Os quatro sofreram paradas cardiorrespiratórias após serem atingidos pela descarga elétrica e não resistiram. O incidente foi o segundo caso com o maior número de vítimas fatais simultâneas envolvendo o fenômeno no país.

Os governos federal e do Estado do RIO acertaram, hoje, que as Forças Armadas vão permanecer ocupando o COMPLEXO DA MARÉ até junho do ano que vem. Inicialmente, os militares deixariam a região, onde estão desde abril deste ano, neste mês. A previsão é de que a Polícia Militar comece a ocupar gradualmente a MARÉ em 2 de abril e, até 30 de junho, substitua completamente as Forças Armadas. Esta não é a primeira vez que a permanência das Forças Armadas na MARÉ é prorrogada. Inicialmente, a tropa ficaria até julho deste ano. Ao fim desse prazo, o governo federal autorizou que continuasse até outubro.

A agente de saúde que se tornou a primeira pessoa diagnosticada com ÉBOLA no REINO UNIDO foi transferida da ESCÓCIA para um hospital de LONDRES, no início desta tarde. Ela contraiu a doença no oeste da ÁFRICA. A "unidade de isolamento de alto nível" do Hospital ROYAL FREE vai permitir que os médicos tratem da paciente enquanto ela permanece dentro da tenda de plástico, limitando as possibilidades da doença, que é transmitida pelos fluidos corporais, ser passada para o corpo médico. A Organização Mundial de Saúde declarou ontem que o número de pessoas infectadas pelo EBOLA nos três países do oeste da ÁFRICA afetados pela doença, SERRA LEOA, LIBÉRIA e GUINÉ, ultrapassou os 20 mil, com mais de 7.842 mortes até agora.
Equipes de resgate indonésias encontraram, hoje, após dois dias de buscas, destroços do avião desaparecido da AIR ASIA que levava 162 pessoas a bordo. Três corpos (duas mulheres e um homem) e partes da aeronave foram resgatados do mar, perto da costa de BORNEO. Parentes dos passageiros caíram em lágrimas ao saberem da notícia.
O AIRBUS A320 da AIR ASIA perdeu contato com o controle de tráfego aéreo no início do domingo e meio ao mau tempo durante a rota entre a cidade indonésia de SURABAYA e CINGAPURA. As autoridades da INDONÉSIA não confirmaram que não há sobreviventes, apesar das remotas chances de algum passageiro ou tripulante ter conseguido sair vivo da tragédia.
Fotos de corpos flutuando no mar foram transmitidas pela televisão e parentes de passageiros reunidos em um centro de crise em SURUBAYA choravam com as mãos na cabeça. Segundo um repórter da REUTERS, algumas pessoas entraram em colapso em meio ao choro e foram socorridas.
A Agência Nacional de Buscas e Resgate da INDONÉSIA afirmou que os pedaços da porta e de uma rampa de emergência da aeronave estavam a cerca de dez quilômetros da última posição registrada pelos radares. Dois helicópteros foram ao local para confirmar que os objetos pertenciam ao avião. Uma fragata da Marinha foi enviada para recuperar os destroços. A mídia local informou que na área onde os objetos foram encontrados era possível ver corpos, coletes salva-vidas e bagagens.
A confirmação veio horas após a notícia de que um pescador tinha encontrado os objetos no MAR DE JAVA. Acredita-se que os destroços da aeronave estejam entre 20 m a 25 m de profundidade.
Cerca de 30 navios e 21 aviões da INDONÉSIA, MALÁSIA, CINGAPURA, CORÉIA DO SUL e ESTADOS UNIDOS estão envolvidos nas buscas.
O avião desapareceu depois que o piloto não teve permissão para voar em uma altitude maior para evitar o mau tempo por causa do tráfego aéreo pesado, disseram autoridades. Pilotos e especialistas em aviação disseram que tempestades e pedidos para ganhar altitude para evitá-las não são comuns nessa região.
O piloto, um indonésio, era experiente e a aeronave passou por manutenção em meados de novembro, informou a companhia aérea.

2 015    :     -      QUARTA-FEIRA
Esse 30 de dezembro é dedicado à minha biblioteca. Estou reorganizando o histórico do CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, agora dividido em cinco partes para agilização das atualizações.
Pelo email recebo uma mensagem do:
CORONEL PM MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO
Amigo Ventura, bom dia
Só hoje estou mandando meu abraço pelo seu aniversário por problemas técnicos da maquina.
Você é um dos nossos companheiros que mais admiro pelo brilhante trabalho de valorização de nossa história.
Parabéns, saúde e muitas felicidades no seu trabalho por todo o ano de 2016.
Meu querido companheiro de berços escolares do antigo CFA
Agradeço a lembrança. Vamos precisar de muito alento para aguentar a demanda de coisas que não se avizinham boas para 2016.
Esperemos que tudo isso seja revertido, mas estou pessimista.
Continuarei fazendo a minha parte na divulgação do Movimento Constitucionalista de 1932.
Vou precisar de sua ajuda no que consta aos descendentes dos heróis daquela época.

QUE NESTE 2016 PRECISEMOS MAIS DE NÓS MESMOS
Pronto ! Acabou 2015! E já já acabará também 2016 pois o tempo não está mais correndo, está voando a jato. 
Enfim 2015 não voltará mais, assim como todas as oportunidades que deixamos passar. Perdemos o trem, o ônibus, o avião... O cavalo passou encilhado. Pronto, perdemos. Chegou ao fim. Acabou. 
Lá se foram as oportunidades perdidas, os beijos não dados e as palavras não ditas que nele ficaram e nele naufragaram no limbo do passado. Para deixar saudade. Para deixar arrependimento. Para deixar alívio. Para deixar.
O que foi feito, foi feito. O que foi sentido, foi sentido. O que foi vivido, foi vivido.
Azar de quem não viveu. Não me arrependo de nada, aliás, sempre afirmo que prefiro me arrepender do que fiz do que aquilo que não fiz. 
Enquanto 2015 vai embora, pra muita gente já vai tarde, vem aí 2016 atropelando, para alguns de roupa branca, amarela, vermelha, verde, pulando ondas, cheio das simpatias e taças de champanhe e muitos, muitos fogos, como se tudo isso fosse responsável para termos um bom e, de fato, ANO NOVO. 
O que de fato ele nos traz são 365 novos dias, novas chances e novas oportunidades. Zeramos um cronômetro e disparamos outro. 
Parafraseando a Marina Barbieri, sabem o que eu espero de 2016? 
Eu não espero nada. Eu espero muito é de mim mesmo.
Eu espero dar sem me preocupar se vou receber.
Eu espero ser para o mundo sem me preocupar se o mundo me será de volta.
Eu espero ser a melhor versão de mim mesmo.
Eu espero ser a pessoa boa que as pessoas acham que eu sou.
Eu espero que os meus braços sejam grandes o suficiente para abraçarem as oportunidades que a vida me atirar.
Eu espero ser sábio para conseguir dar valor ao que realmente for de valor e me desligar do que não.
Eu espero ser esponja para o que for amor, luz e calmaria.
Eu espero ser repelente para o que for nebuloso, amargo e baixo.
Eu espero ser cura. Mas também vício positivo de me melhorar.
Eu espero ser santo. Mas também atrevido.
Eu espero ser céu. Eu espero ser muitas coisas, mesmo sendo só eu mesmo.
Eu espero resolver as questões que deixei em aberto.
Eu espero fechar os ciclos de ontem para dar espaço aos de amanhã.
Eu espero deixar o passado passar.
Eu espero fazer as pazes comigo mesmo.
Eu espero deixar-me carregar pela correnteza da vida.
Eu espero que existam segundas chances.
Mas espero não precisar delas.
Eu espero seguir em frente.
Mas espero saber que o que importa é a direção e não a velocidade.
Eu espero saber esperar. De mim. Por mim.
Assim eu espero.
Feliz 2016 a todos !​
Jefferson Severino - Jornalista - SC - 01571 - JP
48-9163-7172 - TIM - WhatsApp
Florianópolis -SC

Depois de 19 meses, o Sistema CANTAREIRA saiu do volume morto, recuperando a quantidade de água que havia sido usada na reserva técnica desde maio de 2014. Após chuvas acima da média desde novembro, obras, controle, racionamento e redução do consumo, o sistema de reservatórios atingiu hoje, segundo relatório da SABESP, o índice de 29,3% da capacidade, o suficiente para deixar de captar água da reserva profunda. Portanto, o sistema opera agora no volume útil.

A ESTAÇÃO DA LUZ da CPTM será reaberta amanhã. A decisão foi tomada hoje, após técnicos do IPT reavaliarem o local e descartarem riscos de desabamento da estrutura.
O prédio foi interditado no dia 21 quando um incêndio atingiu o MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, que fica ao lado.
Hoje, o local passou por vistoria do IPT da DEFESA CIVIL, que, após realizar laudo, entregou o prédio para a CPTM, que realizou testes e aprovou.
A entrada principal e os acessos pela RUA MAUÁ e pela calçada do museu incendiado estarão fechadas porque há obras sem datas para conclusão.
Os usuários podem acessar a estação pela Avenida CÁSPER LÍBERO e pela calçada da Pinacoteca, na PRAÇA DA LUZ. Serão utilizadas apenas três plataformas para embarque e desembarque. As integrações com a LINHA 1 - AZUL e 4 - AMARELA do Metrô e 11 - CORAL da CPTM funcionam normalmente.

A 91ª edição da tradicional corrida de SÃO SILVESTRE, que terá largada às 8:40 horas desta quinta-feira (para o feminino) e às 9 horas (para o masculino), na AVENIDA PAULISTA, tem como principal foco aos brasileiros a quebra de incômodos tabus. Tanto na prova entre os homens quanto na entre as mulheres, corredores do país estão longe do primeiro lugar há anos. Já são cinco corridas sem que um brasileiro vença a principal corrida de rua do país. O último a subir no lugar mais alto do pódio foi MARILSON GOMES DOS SANTOS, em 2010. As edições seguintes tiveram dois quenianos e dois etíopes triunfando. Caso de DAWIT ADMASU, da ETIÓPIA, o mais rápido no ano passado.
Para dar fim a essa hegemonia de africanos, uma das principais apostas é GIOVANI DOS SANTOS, tetracampeão da VOLTA DA PAMPULHA, de BELO HORIZONTE, e o atleta mais bem colocado do ano passado - terminou na quarta posição.
"Nós temos condições de vencer. Estou confiante e já competi com muitos estrangeiros, não vejo diferença. Estou bem mais preparado agora. Fiz trabalho diferenciado e isso será importante. Somos brasileiros e guerreiros", disse.
Além dele, SOLONEI DA SILVA, WÁGNER DA SILVA NORONHA, DAMIÃO DOS SANTOS e GILMAR SILVESTRE LOPES são alguns dos integrantes do grupo de elite.
O hiato entre as mulheres é ainda maior do que no masculino. Perdura desde 2006, quando LUCÉLIA PERES foi a mais rápida. De lá para cá, todas as oito vencedoras nasceram na ÁFRICA, sendo seis delas do QUÊNIA.
SUELI PEREIRA DA SILVA foi sexta colocada em 2014 e surge como a principal corredora para recolocar o BRASIL na ponta, ao lado de JOZIANE CARDOSO.
Apesar da gana dos brasileiros de voltarem a vencer a corrida, os concorrentes continuam sendo fortíssimos. Ainda mais o etíope DAWIT ADMASU, que luta para conquistar o bicampeonato na corrida de amanhã.
Outro adversário de respeito é EDWIN ROTICH, bicampeão da prova em 2013 e 2014, que venceu a MEIA MARATONA INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO neste ano.
Atual vencedora, a etíope YIMER WUDE AYALEW tentará seguir na ponta, obtida no ano passado.

A Polícia Civil está à procura do vigilante DAVID VARGAS, de 31 anos, suspeito de bater violentamente na própria filha de 3 anos, em FRANCO DA ROCHA, na GRANDE SÃO PAULO. O caso ocorreu no dia 15 passado, mas somente hoje a delegacia da cidade pediu a prisão temporária, que foi decretada pela Justiça.
De acordo com a polícia, a mãe da menina gravou um vídeo mostrando DAVID espancando a menina brutalmente com um cinto. Ele chegou a pegar a criança pelo braço e a arrastar pela cama.
A imagem foi parar na internet e revoltou os moradores da cidade, de 145 mil habitantes.
A mãe disse à polícia que quando o marido tentou enforcar a menina ela parou de gravar e partiu para cima dele, que teria continuado a bater na filha e depois fugido.
De acordo com a mulher, que tenta a separação, essa foi a segunda vez que DAVID espanca alguém da família. Ela disse que ele também já agrediu outro filho do casal, de um ano.
"Ele nunca suportava o choro dela (da filha). Sempre brigava e chegou a empurrar a menina sem motivos", afirmou a mãe, em entrevista à TV.
A polícia recebeu uma denúncia anônima dizendo que o suspeito estaria na PRAIA GRANDE, no litoral. Ele ainda não foi localizado.
A criança passou por exame de corpo de delito e está com a mãe, que teme pela segurança da família porque DAVID teria ameaçado colocar fogo na casa. O caso foi registrado na delegacia de FRANCO DA ROCHA como tortura e lesão corporal.     

2 016    :     -         SÁBADO  
O DIÁRIO OFICIAL DESTE SÁBADO PUBLICA A RELAÇÃO DOS NOVOS ASPIRANTES A OFICIAL DA PMESP, A CONTAR DE 10 DE DEZEMBRO DE 2016.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO COMANDO GERAL DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA Portaria do Comandante Geral, de 29-12-2016 Curso de Formação de Oficiais/16 – Aspirantes a Oficial da PMESP Declarando, nos termos do parágrafo 1º, do artigo 59, do Decreto Estadual 54.911/09, que regulamentou a Lei Complementar 1036/08, Aspirante a Oficial PM, a contar de 10DEZ16, os Alunos Oficiais PM, a seguir relacionados, por terem concluído com aproveitamento o Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, que funcionou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco: CLASS RE NOME 1º 115367-6 Marcos Celso de Oliveira Sanches 2º 102371-3 Antonio Evaristo Rosa Neto 3º 115813-9 Marcos Aurelio Cavichini 4º 136458-8 Gilberto Gomes Fazzani 5º 128685-4 Cristiano Faria 6º 136559-2 Luiz Fernando Calixto Shenki 7º 114886-9 Fabio Spacassassi1 8º 120292-8 Tiago Cunha Leme 9º 118869-A Wagner dos Santos 10º 110011-4 Mário Tocio Doi 11º 146933-9 Rodrigo Monteiro Martins 12º 135201-6 Maxwel Celestino de Souza 13º 144264-3 Otavio Lage 14º 141629-4 Elieber Rosalis Guanor 15º 112015-8 Rui Eduardo Xavier 16º 136809-5 Wanderson Rogerio Sanches 17º 146859-6 Abner Roberto Faria da Silva 18º 128574-2 Wellington Ferreira da Silva 19º 119853-0 Paulo Gollis Mota 20º 136386-7 Danilo Cesar de Oliveira 21º 110706-2 Diogo Jose da Silva2 22º 130758-4 Marco Aurelio Pereira Junior 23º 121273-7 Geazi dos Santos Rodrigues 24º 146867-7 Caroline de Souza Freitas 25º 118785-6 Raphael Leonardi Rodrigues Martins 26º 142324-0 Bruno Rafael Lima da Silva 27º 130458-5 Fabio Augusto Rissato da Silva 28º 116157-1 Miller Teixeira3 29º 146943-6 Wesley Aparecido Coelho 30º 136257-7 Everton Hayashida Nogueira Robles 31º 110946-4 Ricardo Lima Felisardo 32º 146911-8 Felipe da Silva Flora 33º 127978-5 Daniel Henrique Oliveira da Silva 34º 141909-9 Jefferson Aparecido de Jesus 35º 120645-1 Gilson de Oliveira Forner4 36º 144027-6 Tony Francis Silverio 37º 122919-2 Jose de Cassio David Rodrigues Junior 38º 145057-3 Lucas Martins de Araujo 39º 128017-1 Diego Manzanares Tonon 40º 136783-8 Tullio Almoinha Luizato 41º 122529-4 Thiago de Andrade Pires 42º 124877-4 Rafael Teodoro Silva Pinto5 43º 126730-2 Rubens de Jesus Ramos 44º 136753-6 Diogo Henrique Nishikata de Oliveira 45º 991492-7 Wagner Bianchi 46º 135804-9 Lucas Kusunoki 47º 136832-0 Jefferson Ferreira Rodrigues 48º 135861-8 Paulo Cosme Monteiro Faro 49º 135066-8 Caue Santos Mantoani 50º 146872-3 Fellipe Cardilho Alves França 51º 102002-1 Maclane Antonio Chagas Figueiro 52º 146908-8 Gabriel Matheus Ceoloni 53º 136207-A Ariovaldo Fagundes Junior 54º 135035-8 Thiago Raphael Torres Marques de Almeida 55º 118994-8 Paulo Roberto Bernardo 56º 144410-7 Rafael Mendonça Maia 57º 146874-0 Giovani Bruno Paiffer Benedito 58º 122541-3 Wanderley Gomes de Sa 59º 142109-3 Gabriel Maciel de Agostini 60º 136057-4 Jonathan de Farias Alves Malheiros 61º 115653-5 Marco Antonio Peternucci 62º 146942-8 Vitor Silva Souza 63º 117402-9 Matheus Henrique Prieto Maestra 64º 146914-2 Caio Fernandes Correa Leite 65º 143958-8 Paulo Henrique Oliveira 66º 146925-8 Gabriela Gomes Titanero 67º 108019-9 Edson Ribeiro dos Santos 68º 129396-6 Vinicius Alexandre Burin 69º 943641-3 Ronald Quintino Correia Camacho 70º 146899-5 Matheus Ribeiro da Veiga 71º 118722-8 Luiz Fernando da Silva 72º 146898-7 Matheus Duarte Gonçalves 73º 136723-4 Fernando Genauro da Silva 74º 146876-6 Guilherme Adriano Lucas 75º 146907-0 Caique Augusto Borges da Cruz 76º 141283-3 James Aparecido de Godoi 77º 144079-9 Laisa Valquiria de Andrade 78º 136959-8 Vinicius Nascimento 79º 146878-2 Helicon de Oliveira Souza 80º 120581-1 Wesley Xavier da Paz 81º 146923-1 Fernando Ferreira de Oliveira 82º 144958-3 Felipe Fernandes de Carvalho 83º 117897-A Cristiane Martinez Damiati 84º 146935-5 Thiago da Silva Sever 85º 146912-6 Beatris Olivia Hernandes 86º 139013-9 Vanessa Leme de Souza 87º 102007-2 Otavio Antonio Pinheiro6 88º 138998-0 Marta Isabel Souza de Medeiros 89º 144976-1 Flavio Roberto Gonçalves 90º 145009-3 Michelle Mendes Luz Elias 91º 136791-1 Vinicius Fontes da Silva 92º 130991-9 Victor Arrais Trocca 93º 146900-2 Murilo Henrique da Silva 94º 966252-9 Robinson Alencar Dantas 95º 136417-A Andre Vinicius Amorim 96º 146921-5 Felipe Guimaraes Juvino 97º 144869-2 Henrique Ferrari Paiva 98º 136305-A Gabriel Souza 99º 129280-3 Pedro Ivo Rodrigues Vieira Guedes 100º 139031-7 Roberta Bui de Souza 101º 135700-0 Michel Kamikoga 102º 146889-8 Lincon Andre Ribas da Silva 103º 146910-0 Ronaldo dos Santos Filho 104º 129162-9 Lucas Henrique de Souza 105º 100841-1 Luciana Batista Telesca 106º 136099-0 Marcos Antonio Teixeira Junior 107º 146901-A Natalia Senziani Pisani 108º 144443-3 Elizabete Cristina da Silva 109º 122465-4 Renato da Silva Souza 110º 130508-5 Francisco Glebson Gregorio da Silva 111º 129712-A Edvaldo Jose do Santos 112º 103542-8 Marcelo dos Passos Miyatake 113º 139032-5 Daniele Jeane Lopes 114º 124312-8 Quellem Christina Borges Nazareth 115º 128420-7 Regis Faria Andrade 116º 121518-3 Andre Moreira Lima 117º 146897-A Mario Uzueli Neto 118º 126921-6 Fernando Alves de Siqueira 119º 114835-4 Diogo Cerqueira Pires 120º 146924-0 Flavio Elias Baptista 121º 146863-4 Ana Clara Cezário de Abreu 122º 135239-3 Felipe Moreno Martins da Silva 123º 146937-1 Thiago Santana Alves 124º 146903-7 Sthefany Cantoia Nunes 125º 119638-3 Kacio dos Santos Cordeiro 126º 124618-6 Gilvan Matos Maciel 127º 144217-1 Ronier Oliveira Gomes Junior 128º 130497-8 Filipe Oliveira Nobrega 129º 146920-7 Felipe Augusto Cordeiro da Silva 130º 146944-4 Lucas Passoni Correia 131º 146892-8 Lucas Volponi Janikian 132º 146927-4 Paulo Henrique Teixeira Ferraz 133º 128294-8 Marcos Ferreira de Souza 134º 146881-2 Jaqueline dos Santos Silva 135º 144960-5 Eduardo César Faria de Souza 136º 107566-7 Igor Arruda 137º 146896-A Maria Gabriela Martins de Almeida 138º 943460-7 Cesar Marcelo Mulotto 139º 136117-1 Felipe Raimundo da Silva 140º 146931-2 Renato Ovidio Nascimento Lisboa 141º 146941-0 Vinicius Villalobo Nascimento de Moraes 142º 146909-6 Rafael Lyudi Mizugai 143º 136538-0 Angelio Gomes de Sousa 144º 136873-7 Wesley Pedrosa Barros 145º 125102-3 Fabiano Aparecido de França 146º 114564-9 Helio dos Santos 147º 142128-0 Cainan Portieri 148º 146904-5 Vinicius de Almeida Amador 149º 146880-4 Janaina Araujo de Oliveira 150º 146928-2 Pedro Augusto Schaeffer 151º 119220-5 Jefferson de Souza 152º 146860-0 Agenor Alves da Silva Junior 153º 146894-4 Luiz Francisco dos Santos Neto 154º 146861-8 Allan Zuffo 155º 127971-8 Cristiam Paulo de Oliveira 156º 146919-3 Erick Arnoni Martins 157º 129365-6 Thiago Santos Ribeiro 158º 144220-1 Alexandra Regina Cemianko 159º 144813-7 Marjorie Ferreira 160º 146888-0 Leonardo Spader 161º 146922-3 Felipe Murakami Silva 162º 146873-1 Gabriel Gonçalves dos Santos Camargo 163º 146866-9 Bruno Righi Moreira 164º 136864-8 Andre Freire dos Reis 165º 146917-7 Driely Rezende Mingarino 166º 146865-A Andre Pinheiro de Andrade Caire 167º 136459-6 Thiago Marinho Rodrigues 168º 122630-4 Fabio de Paula Soares 169º 146893-6 Luiz Antonio Lisboa Bastos 170º 106309-0 Fabricio Jose Oliveira de Azevedo 171º 130720-7 Luiz de Castro Neto 172º 136841-9 Gabriel Soufia 173º 136617-3 Anderson Ricardo Martins 174º 146918-5 Eduardo Kyugiro Fujissaki 175º 131911-6 Renato Cares de Favari 176º 990297-0 Clovis Jose da Silva Junior 177º 146939-8 Victor Vide D Oliveira Viessa 178º 146952-5 Everton Jose Costa Pereira 179º 146934-7 Sandwil Jose da Silva 180º 146936-3 Thiago Fernandes de Oliveira 181º 127998-0 Danilton Vieira de Oliveira 182º 146877-4 Gustavo Henrique Botelho 183º 130803-3 Paulo Henrique Polo Parise 184º 143969-3 Lucas Oliveira da Silva 185º 144194-9 Gabriel Andre Cardoso Ramos 186º 135331-4 Jackson da Cruz Souza 187º 146906-1 Bruno Cesar da Cunha Pereira 188º 146879-A Hugo da Silva Antenor 189º 146905-3 Alikson Ferzola Pinho Rabelo 190º 146882-A Jaqueline Gomes Santana 191º 146895-2 Maiara Lieri Ribeiro 192º 146886-3 Jordson Braz de Lima Maciel 193º 137163-A Edmilson Francisco de Castro 194º 146938-0 Victor Augusto Aguiar Farias 195º 146885-5 Joao Wallace Correia Cochrane 196º 146887-1 Leonardo Gonçalves Lopes 197º 146929-A Pedro Moreira de Mattos 198º 146932-A Roberto Menegario Sobrinho 199º 146913-4 Alex Silva de Abreu 200º 146884-7 Joao Pedro Fabricio Machado 201º 146916-9 Diogo Felipe Coutinho de Oliveira 202º 146883-9 Joao Pedro Camargo 203º 146868-5 Daniel Henrique Flausino de Macedo 204º 146875-8 Giovanni de Oliveira Garcia 205º 110085-8 Andre Martins de Andrade da Costa Cine 206º 110188-9 Fransergio Roberto Dorigan 207º 146915-A Diego Jose Ribeiro Ferreira 208º 112601-6 Orlei Santos de Brito 209º 146930-4 Philippe Bessa Rocchi Brandão 210º 146926-6 Giancarlo Bindandi Domingos 211º 139160-7 Batista Ferreira Rodrigues Haddad7 212º 146891-0 Lucas Henrique Ribeiro 213º 146869-3 Danilo Franco Fernandes Declarados Aspirantes em virtude de ações judiciais: 1. Processo Oridinário 1009805-44.2013.8.26.0053, na 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, sendo acolhido a Tutela Cautelar Antecedente Processo 2239465-42.2016.8.26.0000 a qual afastou o disposto no item 6 da Nota PM1-7/02/15. 2. Processo Ordinário 0057726-50.2012.8.26.0053 (Edital Nº DP 001/321/13). 3. Mandado Segurança 1006959-54.2013.8.26.0053 (Edital Nº DP 001/321/13). 4. O Al Of PM 120645-1 Gilson de Oliveira Forner foi declarado Aspirante-a-Oficial PM, por força de Decisão prolatada nos autos do Processo 1035745-06.2016.8.26.0053, na 2ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública Estadual, todavia, em sede de Agravo de Instrumento 0101297-60.2016.8.26.9000, foi proferido, em 16DEZ16, o Acórdão Registro 2016.0000117221 revogando a tutela antecipada concedida, retornando à condição de Aluno Oficial a contar de 26 de dezembro de 2016, conforme certificação de ato da APMBB.

Nesta sexta-feira, na IGREJA SANTA JOANA D´ARC, na RUA GAUTAMA, será rezada a missa de sétimo dia por intenção da alma do CORONEL PM NILTON VIANNA. No horário das 18:30 horas, KÁTYA faz a gentileza de me conduzir, em seu carro, até o JARDIM FRANÇA, no TUCURUVI, onde fica a paróquia.
Joana D’Arc foi uma das mulheres mais fortes e guerreiras que o mundo já conheceu, nasceu em 1412, no vilarejo de Domrémy, França, pertencia a uma família de camponeses, foi educada para ser uma boa esposa, presenciou o assassinato de membros de sua família por soldados ingleses e ao completar 13 anos a jovem passou a receber mensagens: São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida.
Motivada pelas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares. Foi aceita no exército francês, chegando a comandar tropas. Suas vitórias importantes e o reconhecimento que ganhou do rei Carlos VII despertaram a inveja em outros líderes militares da França. Estes começaram a conspirar e diminuíram o apoio de Joana D’arc. Em 1430, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Foi acusada de praticar feitiçaria, em função de suas visões, e condenada a morte na fogueira. Foi queimada viva na cidade de Rouen, no ano de 1431.
Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.
São 19 horas quando KÁTYA me deixa na PARÓQUIA SANTA JOANA D´ARC. O primeiro coronel que encontro no local é o CORONEL PM OCTÁVIO GOMES DE OLIVEIRA. Outros vão surgindo, alguns mais antigos do que eu, como é o caso do CORONEL PM ÉDSON TENÓRIO. Da turma do OCTÁVIO, aspirante de 1962, também está presente o CORONEL PM WÁLTER CARNEVALE. Os anos se passaram sem que déssemos conta disso. Os companheiros envelheceram e, num momento de tristeza como este é que a gente se encontra e fica ensimesmado, pensando nos valores humanos.
Ficaria até mais tarde, em companhia de amigos, como é o caso do MAJOR PM BARRETO, que pertence ao nosso quadro associativo há mais de dez anos. Ele foi o secretário do CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA na célebre Assembléia Geral de dezembro de 2004, que mudou os destinos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
São mais de 21 horas. Despedimo-nos da FAMÍLIA VIANNA e o CORONEL PM MARCELO JOSÉ RABELLO VIANNA ainda providencia uma viatura que irá me levar até a estação do Metrô – JARDIM SÃO PAULO. Desço na ARMÊNIA e no ônibus COCAIA regresso para GUARULHOS.

No final da missa, recebemos um cartão onde “A FAMÍLIA VIANNA agradece a todos aqueles que estiveram conosco, nos confortando e orando, ou que de alguma forma, demonstraram seus sentimentos pela perda de nosso querido NILTON”. Consta do cartão a ORAÇÃO DA SERENIDADE!
Senhor, dai-me a SERENIDADE para aceitar as coisas que não posso mudar.
CORAGEM para mudar todas aquelas que são possíveis,
SABEDORIA para que eu saiba a diferença entre elas.
Que eu saiba viver cada dia como se fosse o último, aproveitando um momento de cada vez.
Que as dificuldades sejam vistas como caminhos para superações...
Que eu saiba, a exemplo de seu filho JESUS, questionar este mundo pecador, e contribuir para que tudo nele seja feito conforme a Vossa vontade.
Que eu reconheça as minhas limitações e aceite as Vossas abundantes graças para poder viver feliz nesta vida e, no futuro, merecer a vida plena junto a Vós, Senhor. AMÉM!
Um ato em homenagem ao ambulante LUIZ CARLOS RUAS acabou em confusão nesta sexta-feira na estação PEDRO 2º do METRÔ. No local, RUAS foi espancado até a morte pelos primos ALÍPIO ROGÉRIO DOS SANTOS, 26, e RICARDO DO NASCIMENTO, 21, no dia de NATAL, quando o ambulante tentava defender um travesti que estava sendo agredido pela dupla. Os criminosos estão presos.
O ato desta sexta foi organizado pela PASTORAL DE RUA, ligada à Igreja Católica, e por movimentos sociais. A intenção era protestar contra  falta de segurança no Metrô e também pedir que estação seja rebatizada com o nome do vendedor. No dia do crime, por exemplo, não havia agentes de segurança no interior da PEDRO 2º, como admitiu, em nota, o Metrô.
O ato foi pacífico até um grupo de manifestantes partir para a baderna ao tentar pular catracas. Eles foram impedidos por seguranças e pela PM, também presente ao local.
É a segunda confusão envolvendo a morte do ambulante numa estação. No dia do reconhecimento dos criminosos na DELPOM (Delegacia de Polícia do Metropolitano), na BARRA FUNDA, na quarta-feira, houve uma revolta popular contra os assassinos. A Polícia Civil teve de intervir para evitar um linchamento dando, inclusive, um tiro para o alto.
No caso da manifestação de hoje, a pergunta que fica é onde estavam esses manifestantes tão cheios de coragem no dia da morte do ambulante, quando ninguém da população fez nada para evitar a tragédia? Gritar, quebrar e vandalizar agora não passa de demagogia.

A Polícia Civil investiga possíveis desavenças e o passado de dois ex-PMs que foram executados dentro de um quiosque de praia, no GUARUJÁ, litoral sul, ontem à noite, para chegar aos autores dos dois crimes.
Segundo testemunhas ouvidas pelas autoridades, eram 18:45 horas quando dois homens armados entraram no comércio, denominado “É SHOW”, na PRAIA DA ENSEADA, atirando.
RAPHAEL GONÇALVES FAIA, de 31 anos, que foi soldado temporário da Polícia Militar, morreu no local. THIAGO SILVA DE ARAÚJO, 32, que também já pertenceu à corporação, foi levado ao Hospital SANTO AMARO, mas chegou ao local sem vida.
Além dos dois ex-agentes, outras duas vítimas, uma de 21 e outra de 34 anos, foram baleadas e socorridas no mesmo hospital. O governo do estado não forneceu o nome nem o estado de saúde dessas duas pessoas.
As autoridades apreenderam em um estacionamento próximo ao quiosque dois carros que pertenciam a RAPHAEL e THIAGO. Num deles foi encontrado um revólver calibre 38 que estaria irregular, mais munição.
Segundo o delegado MARCO ANTÔNIO COUTO PEREZ, titular do distrito sede do GUARUJÁ, a investigação busca saber se há relação entre as mortes e o fato das vítimas serem ex-policiais. “Estamos analisando todo o histórico de cada um deles para chegar a uma conclusão”.
De acordo com o site do TJ-SP, RAPHAEL GONÇALVES FAIA era réu num processo criminal. Pelo site, no entanto, não é possível saber por que tipo de crime ele foi processado.
“Já sabemos que pelo menos um deles tinha problemas com a Justiça”, disse PEREZ. “Essas informações não podem ser detalhadas porque podem atrapalhar as investigações”.

O embaixador da GRÉCIA no BRASIL, KYRIAKOS AMIRIDIS, de 59 anos, encontrado morto e carbonizado dentro de seu carro no RIO DE JANEIRO, na quinta-feira, foi vítima de crime passional, segundo apurou a Polícia Civil do RIO DE JANEIRO.
Ainda na quinta-feira, os investigadores encontraram um sofá com manchas de sangue na residência onde o diplomata passava férias de NATAL com sua mulher, a brasileira FRANÇOISE AMIRIDIS, em NOVA IGUAÇU, na BAIXADA FLUMINENSE.
Portanto, para as autoridades, a versão de FRANÇOISE, a qual relatou na denúncia inicial que o marido havia desaparecido após sair de casa espontaneamente, sem dizer para onde iria, cai por terra.
A polícia, então, pediu a prisão de FRANÇOISE à Justiça, na sexta-feira. Outros três suspeitos pela execução do crime, incluindo o Policial Militar SÉRGIO GOMES MOREIRA FILHO, que teria um caso extraconjugal, também tiveram a prisão solicitada. Os nomes de dois deles não foram revelados.
As investigações já identificaram que AMIRIDIS foi morto ainda em casa, antes de ser levado para dentro do carro que ele havia alugado no dia 21. O corpo foi retirado da residência por volta das 3 horas de quarta-feira, mas a polícia ainda está em busca de imagens de câmeras de segurança para averiguar as condições que isso ocorreu.
AMIRIDIS foi cônsul-geral da GRÉCIA no RIO, de 2001 a 2004 e tomou posto como embaixador da GRÉCIA no BRASIL em janeiro deste ano. Antes de assumir vaga diplomática em BRASÍLIA, foi embaixador da GRÉCIA na LÍBIA por quatro anos.