quinta-feira, 7 de maio de 2015

FRAUDE NAS ELEIÇÕES DO BRASIL, VISTA PELOS ESTADOS UNIDOS.

Atenciosamente,

Maria Lucia Camargo
Diretora - Comissão 3º Setor
OAB 116a Subsecção - Jabaquara/Saúde
Tel./Fax: (11) 5594-6125 / 5589-2447

 
 
 

OS ESTADOS UNIDOS VÊEM FRAUDE NAS ELEIÇÕES DO BRASIL.
ASSISTA O VÍDEO, MUITO INTERESSANTE.

OBELISCO DOS HERÓIS DE 1932



dudelamonica

para mim
QUERIDO CORONEL ASSISTA O VÍDEO SOBRE O OBELISCO

5 DE MAIO DE 2015 - TERÇA-FEIRA




CONVITE

A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC convida todos os (as) Associados (as ), simpatizantes da Causa Constitucionalista e suas digníssimas famílias para as solenidades  programadas para o mês de maio, em comemoração ao 83º Aniversário da JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA:
DIA 21, às 19 horas:
Câmara Municipal da Cidade de São Paulo - Palácio Anchieta -Viaduto Jacareí, 100 - Salão Nobre - 8º andar
Entrega da MEDALHA DRÁUSIO, conforme lista elaborada pelo Conselho das Condecorações do Mérito Juventude Constitucionalista;

DIA 22, às 15 horas:
Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32
Praça Ibrahim Nobre, s/nº
Entrega da Medalha MMDC para seus associados (as), após a aprovação da lista apresentada ao Conselho da Medalha;

DIA 23, às 9 horas:
Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32
Entrega da Medalha MMDC para altas autoridades selecionadas pelo Conselho da Medalha;

DIA 28, às 10 horas:
Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32
Entrega da Medalha DRÁUSIO para autoridades selecionadas pelo Conselho das Condecorações do Mérito Juventude Constitucionalista




D I A      C I N C O       D E        M A I O       D E       2015       -       TERÇA-FEIRA.
78 anos, quatro meses e oito dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 300º DO ANO 65º - MÊS 10º
56 anos e 333 dias na PMESP.
56 anos e 84 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 138 dias – 486 232 horas.
51 anos e 241 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 54 dias no Posto de Coronel – 325 meses e 24 dias.
3 anos e 304 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 975 dias CORONEL - 23 anos e 142 dias na reserva.
10 522-253 284                            9 975-239 792                             10 288-248 216.
DIA DE SANTO HILÁRIO DE ARLES. Embora nascido na GÁLIA (FRANÇA atual), sua família era de origem grega. Sucedeu a seu parente SANTO HONORATO no BISPADO DE ARLES.
DIA DE SANTO ÂNGELO. Nasceu em JERUSALÉM em 1185 e morreu na SICÍLIA em 1220. Aos 18 anos, entrou na ORDEM DO CARMO. Como sacerdote, foi para a SICÍLIA para converter os hereges cátaros. Em ROMA, convertera ao cristianismo uma cúmplice de um rico senhor. Foi assassinado por ele, que levava vida incestuosa.

DIA  DA  COMUNIDADE
DIA  DO   EXPEDICIONÁRIO
DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES
DIA DO MARECHAL RONDON
DIA DO CAMPO

1472 a. Começa o Segundo Concílio de CONSTANTINOPLA, convocado pelo imperador romano JUSTINIANO. Composto de cerca de 150 bispos do ORIENTE, o evento condenou a dupla natureza de CRISTO, uma humana e uma divina, e aboliu a idéia de reencarnação, substituída pelo conceito de ressurreição de CRISTO. Mesmo sem concordar, o PAPA VIRGÍLIO ratificou as decisões. Dos arquivos dos atos do Concílio de Constantinopla: “Se alguém diz, ou pensa, que as almas dos homens preexistem e que foram anteriormente espíritos e virtudes, e que foram enviadas em corpos como castigo, que sejam declarados anátemas.”
521 a. CRISTÓVÃO COLOMBO descobre a ilha de SANTIAGO, atualmente chamada JAMAICA, durante sua segunda viagem à AMÉRICA, em 5 de maio de 1494.
Em 5 de maio de 1563, JOSÉ DE ANCHIETA e MANUEL DA NÓBREGA foram a IPEROIG, atualmente UBATUBA, para negociar um armistício com os revoltosos índios TAMOIOS. Em IPEROIG, os tamoios, aliados aos índios carijós e com os das tribos do Vale do Paraíba, com o apoio dos franceses, tinham mais de 200 canoas e 5.000 guerreiros, e poderiam ter facilmente expulsado os portugueses do BRASIL, abrindo as portas para um BRASIL FRANCÊS, não fosse a atuação especial de ANCHIETA que, discursando de forma veemente, clara e em perfeito tupi, convenceu-os a um acordo de paz. Estes indígenas, que quase destruíram a VILA DE SÃO PAULO, mantiveram ANCHIETA refém até setembro de 1563, enquanto os emissários negociavam a paz com os portugueses em SÃO VICENTE. 
343 a. nasce PEDRO I “O GRANDE”, czar da RÚSSIA, em 5 de maio de 1672.
202 a. nasce SOREN KIERKEGAARD, filósofo dinamarquês, em 5 de maio de 1813.
197 a. nasce KARL MARX, economista, filósofo e socialista alemão, em TREVES, no sul da PRÚSSIA RENANA, em 5 de maio de 1818. Em 1847, MARX e ENGELS publicam o folheto O MANIFESTO COMUNISTA, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista.
194 a. da morte de NAPOLEÃO BONAPARTE, em 5 de maio de 1821. Nasceu em 15 de agosto de 1769. Foi general de artilharia francesa e líder do Exército. Na ITÁLIA, venceu uma série de batalhas, adquirindo grande prestígio. Tornou-se ditador da FRANÇA, com o título de CÔNSUL. Em 1814, os inimigos invadem a FRANÇA e NAPOLEÃO é exilado na ILHA DE ELBA. Um longo estudo realizado na SUÍÇA estabeleceu definitivamente a causa da morte de uma das personalidades mais importantes de história moderna da EUROPA. Segundo cientistas do HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA BASLILÉIA, o imperador francês, que assombrou as monarquias da EUROPA no século XIX, morreu de câncer de estômago. A tese mais comentada nas últimas décadas era a do envenenamento de NAPOLEÃO que, mesmo no exílio na ILHA DE SANTA ELENA, ainda tinha importantes inimigos entre os governos do velho continente, entre eles os ingleses. A informação do câncer já fazia parte da autópsia de NAPOLEÃO, realizada por seu médico pessoal. Mas em 1961 uma pesquisa mostrou alta concentração de arsênico no cabelo do imperador, indício de um envenenamento. Além disso, essa pesquisa chegou à conclusão de que NAPOLEÃO estava com um peso muito superior ao de um doente em fase terminal de câncer. Segundo os cientistas suíços, o peso do imperador ao morrer era de fato elevado e chegava a 75,9 quilos para um homem de 1metro67. O que os pesquisadores descobriram, porém, foi que em apenas cinco meses NAPOLEÃO havia perdido 11 quilos. A descoberta foi realizada a partir de uma análise do tamanho das calças do imperador. Quanto ao arsênico encontrado no cabelo de NAPOLEÃO, a versão dos suíços é bem menos intrigante que a dos cientistas dos anos 1960. Para os pesquisadores, os traços do produto mostram apenas que o imperador era um amante do vinho. Naqueles tempos, os produtores costumavam limpar seus barris de vinho com arsênico.
156 a. firmado um tratado de navegação fluvial entre BRASIL e VENEZUELA, em 5 de maio de 1859.
150 a. nasce o Marechal CÂNDIDO MARIANO RONDON em 5 de maio de 1865 (um breve relato de sua vida está em minhas memórias na data de 18 de janeiro).  Falece em 18 de janeiro de 1958.
138 a. PORFÍRIO DÍAZ é proclamado presidente do MÉXICO, em 5 de maio de 1877. Dá início à ditadura no País, que durou 35 anos.
125 a. promulgada a Lei do Sufrágio Universal na ESPANHA, em 5 de maio de 1890.
120 a. do herói das histórias em quadrinhos "YELLOW KIDD". O lançamento das tiras desse herói foi em 5 de maio de 1895.
118 a. Doutor ÁLVARO DE CARVALHO, ilustre secretário dos Negócios da Agricultura, determinou que até segunda ordem, passe a ser feito em SANTOS, na hospedaria ITAPEMA, o serviço de recolhimento e agasalho dos imigrantes a chegar, sendo avisados os fazendeiros, pela imprensa, de que ali deverá ser feito o aparte de colonos, que tenham contrato para seguir para o interior. Essa notícia circulou no jornal DIÁRIO POPULAR em 5 de maio de 1897. Também foi publicada a inauguração da linha telefônica entre as cidades de MOCOCA, em SÃO PAULO, e MONTE SANTO, em MINAS.
Os práticos de farmácia, ao que sabemos dirigiram uma petição à Câmara Municipal pedindo que consignasse em lei o fechamento das mesas, às 21 horas, reduzindo seu trabalho diário.
O GENERAL ARTHUR OSCAR, Comandante em chefe da expedição militar na BAHIA, publicou a sua proclamação às forças sob seu comando. É um manifesto patriótico no qual exalta o valor de exército e brio do soldado brasileiro, chamando-o à luta para a defesa das instituições e vingar os companheiros de armas massacrados.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 5 de maio de 1898: a legação francesa já está de posse do exemplar do tratado com o governo brasileiro sobre a questão dos limites do AMAPÁ.
Os colegas do SUL DE SÃO PAULO, da FAXINA, chamam a atenção dos presidentes de SÃO PAULO e PARANÁ para o novo Conselheiro, residente em TOMAZINA, onde, com o nome de SANTO FRADE, tem sob sua guarda trezentos e tantos homens, armados e dispostos a tudo desde que o frade precise dos seus serviços. São muitos os milagres e curas feitos pelo novo eremita do sertão.
Continuam a aparecer nesta capital notas de quase perfeita semelhança com as do Banco do Brasil do valor de 100$000. Sendo fácil qualquer pessoa receber tais notas, mesmo os mais habituados a lidar com dinheiro, seria conveniente que o governo ordenasse o recolhimento imediato das notas do Banco da República a que acima nos referimos.
PIRACICABA – Começou hoje no ENGENHO CENTRAL desta cidade, propriedade da NIAGARA PAULISTA, a moagem da cana para a fabricação do açúcar. O engenho possui enormes canaviais e conta este ano com uma excelente produção.   
111 a. em que o GENERAL BARÃO KUROKI, do exército japonês, telegrafou ao ministério da guerra para dizer que as tropas russas, que há dias travaram batalha nas margens do YALU contra o exército japonês, compunham-se de toda a terceira divisão, dois regimentos da sexta brigada de cavalaria, 40 canhões e oito metralhadoras MAXIMS. O BARÃO KUROKI comunicava que as forças sob o seu comando tomaram aos russos 28 canhões, muitas carabinas e grande cópia de munições. Foram feitos prisioneiros muitos oficiais e bom número de soldados, em 5 de maio de 1904. 
110 a. nasce ALIOMAR DE ANDRADE BALEEIRO em 5 de maio de 1905. Foi deputado e professor da Faculdade de Direito da Universidade da BAHIA. Atuou também como presidente da Editora e Livraria Forense, além de escrever para jornais e revistas sobre Direito Financeiro. Faleceu em 3 de março de 1978. O viaduto no bairro do IPIRANGA presta uma homenagem ao advogado baiano.
104 a. o jornal O ESTADO publicava em 5 de maio de 1911 que acham-se abertas até o dia 15 de maio de 1911 as matriculas para o curso de enfermeiras mantido pela Maternidade SÃO PAULO. As interessadas devem comparecer neste estabelecimento em dias úteis, do meio-dia às 2 horas.
103 a. Recebemos o mapa da Viação Férrea de SÃO PAULO e parte dos estados vizinhos, organizado no escritório da extinta Comissão dos Prolongamentos e Desenvolvimento da E.F SOROCABANA. Este mapa é o mais completo que até agora apareceu e traz o diagrama com as altitudes das principais montanhas deste Estado, as plantas desta capital, da cidade do RIO DE JANEIRO e SANTOS, com os últimos melhoramentos. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 5 de maio de 1912). 
  98 a. nasce VICENTINA PAULA DE OLIVEIRA – DALVA DE OLIVEIRA – no dia 5 de maio de 1917. Revelou-se como um dos grandes nomes do gênero samba-canção. Sua biografia consta de minhas memórias por ocasião do lançamento de seu falecimento em 31 de agosto de 1972.
  92 a. nasce o CORONEL PM Ref. THEODORO CABETTE em 5 de maio de 1923. Foi Comandante Geral da PMESP, nomeado pelo Decreto de 21 de abril de 1972 e exonerado em 24 de abril de 1974.  Falece em 3 de abril de 2005.
  91 a. nasce LEOPOLDO TORRE NILSSON, cineasta argentino, em 5 de maio de 1924.
  90 a. promulgada a Lei do Sufrágio Universal no JAPÃO, em 5 de maio de 1925.
  87 a. nasce ANTÔNIO DELFIM NETO, economista e político brasileiro, em SÃO PAULO, no dia 5 de maio de 1928. Foi Ministro da Fazenda do GENERAL COSTA E SILVA (1967-1969), sendo reconduzido pelo GENERAL MÉDICI (1969-1974). No GOVERNO GEISEL, foi embaixador do BRASIL em PARIS. 
  83 a. do decreto número 21.366, de 5 de maio de 1932, declarando que “o segundo domingo desse mês é consagrado às mães”. A professora ANNA JARVIS foi a mulher que idealizou o “DIA DAS MÃES” (em memória de sua genitora, falecida em 1905), efetivamente no segundo domingo de maio de 1908, numa Igreja Metodista Episcopal de GRAFTON WEST VIRGÍNIA, onde se realizou a primeira comemoração, seguindo-se a oficialização desse evento no governo do Presidente WOODROW WILSON, em 1914, que lhe emprestou um caráter nacional, nos EUA. A data, por questões óbvias, tornou-se internacional, graças ao empenho de sua idealizadora, que, diante do extraordinário volume de correspondência recebida do exterior, teve que construir outra casa ao lado da sua para depositá-la, visto que a data, na ocasião, estava sendo comemorada em 43 países. A saúde da pioneira, bastante frágil, tornou-se precária em 1943, de maneira a exigir sua internação num sanatório de WEST CHESTER, na PENSILVÂNIA onde ela faleceu em 24 de novembro de 1958, aos 84 anos. No BRASIL, por iniciativa da ACM (Associação Cristã de Moços), foi escolhido o segundo domingo de maio, em 1918, para a comemoração dessa data no RIO GRANDE DO SUL, recebendo tal iniciativa, mais tarde, o apoio da escritora JÚLIA LOPES DE ALMEIDA que, por sua vez, prestigiou idêntica solenidade no RIO DE JANEIRO. Ainda por iniciativa da mesma ACM, em maio de 1921, é celebrado o primeiro ato público iniciador da solenidade no Estado de SÃO PAULO. Em julho de 1931, uma comissão de mulheres, representando o 2º Congresso Feminista reunido na Capital da República, procurou o então Chefe do Governo Provisório, GETÚLIO VARGAS, a fim de atraí-lo àquela iniciativa, tendo ele, numa demonstração de respeito popular, transformado em LEI a reivindicação das mulheres. Posteriormente, na esteira dessa providência governamental, a Igreja Católica, por sugestão do cardeal dom JAYME CÂMARA, incluiu a data em seu calendário litúrgico.  
  80 a. falece o CORONEL JOAQUIM THEOPOMPO DE GODOY VASCONCELLOS, veterano  da  Revolução  de 32, em 5 de maio de 1935.
  79 a. tropas italianas entram em ADIS ABEBA, em 5 de maio de 1936. MUSSOLINI, então, declara que a ETIÓPIA é território italiano.
  71 a. GANDHI é liberado, por motivos de saúde, em 5 de maio de 1944, após 21 meses de detenção.
  67 a. declarada a independência do Estado de ISRAEL, em 5 de maio de 1948, que logo teve que enfrentar uma guerra com todos os seus vizinhos.
  66 a. firmado o TRATADO DE LONDRES, em 5 de maio de 1949. Dará origem ao CONSELHO DA EUROPA. Os primeiros participantes são: HOLANDA, BÉLGICA, LUXEMBURGO, DINAMARCA, FRANÇA, REINO UNIDO, IRLANDA, ITÁLIA, NORUEGA e SUÉCIA.
  66 a. OS DEMÔNIOS DA GAROA iniciaram a carreira fonográfica em 5 de maio de 1949, com a gravação da toada rancheira “SANFONEIRO FOLGADO”. CANHOTO entrou no grupo em 1962 e tocou em “TREM DAS ONZE”, um dos clássicos de ADONIRAN BARBOSA, gravado em 1964. O percussionista SÉRGIO ROSA, o SERGINHO, confere ao grupo o mesmo humor que antes cabia a seu pai, ARNALDO ROSA, morto em 2000. SIMBAD está nos DEMÔNIOS desde 1999. Os demais integrantes são o filho RICARDINHO, de SÉRGIO ROSA e ISAEL (percussão), além de DEDÉ PARAÍSO (violão). Será lançado nos dias 6 e 7 de junho de 2009 o livro “PASCALINGUNDUM! OS ETERNOS DEMÔNIOS DA GAROA”, pelo jornalista e pesquisador ASSIS ÂNGELO, que conta a história do grupo. 
  65 a. Desaparece o ARSENAL DA MARINHA do PARÁ com a criação da BASE NAVAL de VAL-DE-CANS, que lhe herdou todo armazenamento das munições dos canhões, em 5 de maio de 1950. É uma parte da história da Força da Marinha na AMAZÔNIA (BRASIL).
  63 a. falece o “MAESTRO AZEVEDO” em SÃO JOÃO DA BOA VISTA, no dia 5 de maio de 1952. Nasceu em 1872, na Cidade do ESPÍRITO SANTO DO PINHAL. Foi militar, jornalista, literato, maestro, compositor. Foi Chefe da célebre Corporação Musical Internacional de SÃO JOÃO DA BOA VISTA, de 1900 a 1910. Em 1920, foi agraciado pelo monarca ALBERTO I, com a Comenda da Ordem da Coroa da BÉLGICA. Foi maestro da Banda da Força Pública de São Paulo e do Corpo de Bombeiros, de SANTOS. Quando do Movimento Constitucionalista de 1932, já com 60 anos, alistou-se como voluntário do BATALHÃO FERROVIÁRIO, com a patente de 1º TENENTE e permaneceu no seu posto até o encerramento das hostilidades. No dia 5 de setembro de 2004, na Praça situada atrás do PALACE CASSINO, aconteceu o 1º Encontro e Confraternização de Bandas de Música e Orquestras, em POÇOS DE CALDAS, em comemoração aos 90 anos de Fundação da Banda Municipal “MAESTRO AZEVEDO”.
  62 a. uma rebelião militar no PARAGUAI destitui o presidente FEDERICO CHAVES em 5 de maio de 1953. Uma Junta de governo é nomeada.
  54 a. astronauta norte-americano ALAN SHEPARD realiza o primeiro vôo orbital, na cápsula FREEDOM-7, em 5 de maio de 1961.
  52 a. do encerramento da quarta edição dos JOGOS PAN-AMERICANOS, em 5 de junho de 1963. A competição, sediada em SÃO PAULO, contou com 1.665 atletas de 22 países. O BRASIL ficou em segundo lugar na classificação geral. Como legado dos jogos, a Universidade de SÃO PAULO (USP) herdou as instalações esportivas e os alojamentos dos atletas.
  51 a. das anotações feitas em 5 de maio de 1964 (terça-feira). ANO 14º - MÊS 10º - DIA 301º - 5 anos e 335 dias na FORÇA PÚBLICA – 242 dias como ASPIRANTE – 229 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Entro hoje na série dos últimos vinte dias como aspirante, já que conto como certa a promoção no próximo dia 24. Ao levantar, noto que lá fora chove, mas não tinha outro jeito a não ser enfrentar o tempo. Meu colega NILSON GIRALDI encontra-se comigo na estação. Hoje ele se sente alegre pela promoção de seu irmão AIRTON GIRALDI à graduação de CABO. O AIRTON foi colega meu, como soldado na Escola de Recrutas do CFA em 1958.
No BG respondo a revista e vou até o Hospital Militar passar pela JS3, que, nesta manhã, se reúne para examinar os oficiais que serão promovidos no dia 24. Ali vou-me encontrar com a maioria dos oficiais que ontem estavam presentes nos exames preliminares. Ao ser examinado em pressão nota-se que ela está acima do normal. Doutor FUGIMURA considerou-me apto, mas preciso fazer um tratamento em dias futuros. Talvez o serviço no Batalhão e as aulas que venho dando estejam-me levando para algo que não espero. Sinto que preciso modificar meu modo de pensar sobre as preocupações inerentes às funções de secretário.
Retornando ao BG visitam-nos os ASPIRANTES ALBINO CARLOS PAZELLI e DALMIRO GOMES. O ASPIRANTE BORINI SOARES, do 8º BP está no BG durante os dias que necessita para seus exames no HM.
Hoje se apresenta o 1º TENENTE SINÉSIO, recém-transferido do Serviço de Saúde para o BG. No Serviço de Saúde exercia as funções de secretário e as passou para o 2º TENENTE JAYR BENEDITO CONTE. No BG será comandante da 2ª Companhia. O TENENTE SINÉSIO será promovido a capitão no próximo dia 24.
Perdemos nesta data o 2º TENENTE FLÁVIO VAZ que é apresentado ao Serviço de Intendência, para onde foi transferido recentemente. O TENENTE FLÁVIO era o mais antigo dos oficiais begeinos depois do CAPITÃO CARRAMENHA.
Permaneço na Unidade até às 16:50 horas, embarcando na estação TAMANDUATEÍ juntamente com o GIRALDI que deu aula para os nossos alunos. Chove ainda, como choveu o dia inteiro.
Em casa assisto REPÓRTER ESSO – 2º capítulo da novela A GATA – ALÔ, DOÇURA!.
Coloco meu diário em dia. Continua chovendo durante a noite. 
  50 a. registro os principais fatos do dia 5 de maio de 1965 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 10º - DIA 300º - 6 anos e 335 dias na FORÇA PÚBLICA - 347 dias como 2º TENENTE - 594 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Em minha viagem matinal para o BATALHÃO DE GUARDAS, realizada num ônibus da VILA AURORA, às 5:40 horas, viajo com um soldado do Serviço de Transportes e Manutenção (STM). Em conversa, surge o nome do SOLDADO WÁLTER LEME DA SILVA, meu concunhado, marido da ROSA, irmã da MARIA. Conforme já escrevi neste diário (dia 1º de abril de 1965), o rapaz anda cometendo uma série de desatinos desde há alguns meses para cá. Naquela oportunidade salientei o motivo de minhas acertivas, visto ter passado a ausente e estar com vários corretivos para serem cumpridos. Logo mais, faleceu DONA ANTONIA, minha sogra, e o SOLDADO WÁLTER salvou-se de cumprir o corretivo até terminar o nojo a que fez jús (o mesmo findou-se a 16 de abril de 1965). Era uma sexta-feira e o SOLDADO WÁLTER não mais apareceu no quartel, passando novamente a ausente. Quando já estava para vencer sua ausência e entrar na deserção (20 de abril), apresenta-se novamente para, então, iniciar o corretivo de 16 dias de prisão. Acontece que no primeiro dia preso pede dispensa de quatro horas para ir em casa (coisa impossível) e o CAPITÃO DAUTERDIMAS RIGONATO não lha concede, devido suas safadezas. O SOLDADO WÁLTER então foge do STM e até a presente data não mais retornou, consumando-se o crime de deserção. Agora então tenho certeza de que minhas dúvidas quanto a sua permanência na FORÇA eram certas e, ao ler o que escrevi em 14 de abril (página 620 deste diário) vejo um quadro negro na família. A esposa desse soldado desertor não pode contar com os vencimentos do mesmo (que já eram bem minguados) e não se sabe o que fará com quatro filhos e esperando o quinto por estes dias. Sua situação é péssima, tenebrosa.
No BG, ainda pelo mesmo motivo de ontem (O CAPITÃO JOSÉ VICENTE MARINO encontra-se em gozo de dois dias de dispensa) respondo pela Companhia de Comando e Ajudância.
Devido nosso policiamento marcado para amanhã, eis o subcomandante fazendo uma reunião de comandantes de subunidades para tecer pontos obscuros sobre nossa situação de amanhã e, também, do próximo sábado, numa reprise do que já aconteceu ontem.
Na FIF tenho de acertar o movimento de 3 a 5 do corrente pois teremos a Reunião  do CA a qualquer momento e tudo já precisará estar pronto.
Quando eram 10 horas vou ao STM conversar com o CAPITÃO DAUTERDIMAS RIGONATO sobre a atual situação do SOLDADO WÁLTER. O CAPITÃO é comandante de sua companhia e hoje faz o pagamento da mesma. Diz-me que mandou o SUB-TENENTE CAMARGO em POÁ, à procura do WÁLTER, mas não o encontrou. Ontem a ROSA esteve no STM e disse ao CAPITÃO RIGONATO que o WÁLTER estava "doente" e queria que um médico fosse à sua casa, mas não mandasse ambulância porque ele não mais retornaria a SÃO PAULO. O CAPITÃO RIGONATO não a atendeu, julgando uma prepotência tal coisa, e está revoltadíssimo com tanto cinismo por parte de uma praça e mesmo não quer saber da presença do SOLDADO WÁLTER à sua frente. Não mandará mais buscá-lo, nem para mandá-lo para o Presídio "ROMÃO GOMES". Como se sabe o soldado desertor deverá, assim que se apresente, ser encaminhado ao Presídio Militar para cumprir seis meses de detenção, pelo crime militar cometido.
Retorno ao BG com ais esse aspecto do caso, não vendo solução boa para o SOLDADO WÁLTER.
Às 11 horas, os oficiais que irão participar do policiamento de amanhã se reúnem com o MAJOR ALOÍSIO BORGES, eu é o Comandante do Setor dedicado ao BG. Comigo estão os ASPIRANTES CRISPINIANO, SALLES JÚNIOR e MAIORINO. O setor do BG foi dividido pelo MAJOR ALOÍSIO BORGES em quatro subsetores e cada um foi entregue a um oficial. O meu será o segundo subsetor, que vai desde a Ponte da Rua da MÓOCA sobre o rIo TAMANDUATEÍ (Avenida do Estado) até o MONUMENTO DO IPIRANGA (Rua TABOR). Procuro então saber o que devo fazer amanhã, com relação ao trecho que irei policiar com quarenta soldados e quatro graduados. Em cada quarteirão deverá ficar um soldado, com exceção do trecho compreendido entre PRAÇA 9 DE JULHO e RUA DA INDEPENDÊNCIA, onde deverei colocar um homem a cada quarenta metros. À primeira vista, a missão é relativamente fácil.
Não dou aula para os soldados nesta data. Temos uns três ou quatro para receber aula e não me sinto em condições de ministrar ensinamentos para os mesmos. Tenho de deitar um pouco para descansar a mente de tantas preocupações ocorridas durante este expediente.
Às 19 horas, dou aula de Aritmética para os cabos, deixando o BG quase às 21 horas. Tomo um ônibus VILA ALBERTINA, descendo na Estrada da Água Fria e encaminhando-me a pé até meu lar.
Minha esposa fica chocada ao saber da nova situação de sua irmã ROSA, agora tomando um rumo aflitivo e muito delicado. O que não poderá fazer uma mulher com quatro filhos para criar e um outro para nascer nos próximos dias, sem alimentação em casa e nem podendo contar com o ordenado do marido, pois este já o tem mais? Os dias vindouros deverão mostrar algo muito desagradável que, da maneira como vem os fatos acontecendo, forçosamente irá acontecer.
Não deito muito tarde. Amanhã a revista no Batalhão se processará às seis horas e meia.       
  50 a. nasce JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA em 5 de maio de 1965.
  48 a. falece ANTÔNIO ADOLFO PEIXOTO NORONHA, em GUARULHOS, no dia 5 de maio de 1967. Era pai do doutor ANTÔNIO ADOLFO DE VASCONCELOS NORONHA, advogado e doutor JOSÉ DE VASCONCELOS NORONHA, médico, ambos residentes em GUARULHOS. O sepultamento aconteceu no dia 6 de maio de 1967 no Cemitério SÃO JUDAS TADEU, no município de GUARULHOS.
  45 a. falece o ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 1932, JOSÉ BENTO DE SOUZA NETO, em 5 de maio de 1970. É sepultado na VILA FORMOSA, em SÃO PAULO, tendo sido trasladado os restos mortais em 1986 para o município de VERA CRUZ. Foi incorporado ao 1º Esquadrão do 2º REGIMENTO DE CAVALARIA DIVISIONÁRIO, em PIRASSUNUNGA, em 1931. Apesar de ser piauiense, lutou por SÃO PAULO na REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA de 1932, como participante das batalhas de AREIAS e SILVEIRAS, no VALE DO PARAÍBA (esteve na FAZENDA DO LAJEADO, sob o comando do GENERAL ASDRÚBAL DA CUNHA). Em 28 de outubro de 1932, foi desligado do Regimento, por ter tomado parte no Movimento Constitucionalista. Foi condecorado no dia 9 de Julho de 1969 com a Medalha MMDC. Era o sócio número 7.308 da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, admitido em 9 de maio de 1969.
O GENERAL ASDRÚBAL DA CUNHA, em tempo que não se conhece a data, assim se pronuncia num bilhete endereçado a JOSÉ BENTO:
Amigo BENTO NETO
Grande Abraço
Acabo de saber, por acaso, que estás residindo aí em Vera Cruz, onde sou um ilustre desconhecido, segundo me parece, e onde não conto com mais ninguém além de você. Sou candidato à reeleição a deputado e a causa está dura, por isso peço o teu voto, os de teus familiares e amigos para este teu companheiro de armas em 1932, quando junto entre SILVEIRAS e AREIAS, na fazenda do LAGEADO, combatemos o pessoal da ditadura e caímos prisioneiros. Estou certo da tua cooperação e muito agradeço a você e a todos. Abraços do Gen ASDRÚBAL.
O DIÁRIO POPULAR de 20 de junho de 1998 publicou na coluna “CONHEÇA SUA CIDADE” – JOSÉ BENTO DE SOUZA NETO – O Decreto 3.698, assinado pela prefeita LUIZA ERUNDINA, deu o nome de JOSÉ BENTO DE SOUZA NETO para a rua sem saída que começa na esquina da Avenida MUTINGA com a Rua ERVA CAFÉ, no JARDIM VISTA LINDA, PIRITUBA, ZONA OESTE.
Nascido em SÃO RAIMUNDO NONATO, no PIAUÍ, em 14 de outubro de 1907, JOSÉ BENTO DE SOUZA NETO veio para SÃO PAULO aos 20 anos. Um ano depois, participou da emancipação da cidade de VERA CRUZ, a 437 quilômetros a noroeste da Capital e ocupou a secretaria da Câmara Municipal.
Apesar de ser piauiense, lutou por SÃO PAULO na REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA de 1932, participando das batalhas de AREIAS e SILVEIRAS, no VALE DO PARAÍBA. Por isso, foi condecorado no dia 9 de julho de 1969, nas comemorações do aniversário do levante.
44 a. da prisão, em SÃO PAULO, pelo delegado SÉRGIO FLEURY, da bancária INÊS ETIENNE ROMEU (5 de maio de 1971), que na época da ditadura militar também atendia pelos pseudônimos “ALDA”, “ISABEL”, “LEDA”, “NÁDIA”, “OLGA”, “TÂNIA”, uma das chefes da organização de esquerda VANGUARDA ARMADA REVOLUCIONÁRIA (VAR-PALMARES). Três dias depois, ela foi levada para uma casa em PETRÓPOLIS, no RIO, onde ficou até o dia 11 de agosto. Ali, INÊS foi sistematicamente torturada e por duas vezes estuprada. A militante foi a única presa política a sair viva do local, que mais tarde viria a ficar conhecida em todo o País como a “CASA DOS HORRORES”. Tratava-se de um Centro de Informações do Exército, onde se praticavam torturas. Pelas contas de INÊS, foram mortas no local pelo menos quatro pessoas. Com alguns presos ela chegou a ter contato pessoal, outros, ela ouviu sendo torturados e sobre os demais teve informações pelos torturadores, que se vangloriavam de tê-los matado. Em 1968, a VAR ganhou um importante reforço; o capitão do Exército CARLOS LAMARCA, que desertou junto com um grupo de soldados e suboficiais de seu quartel do 4º Regimento de Infantaria de QUITAÚNA, em OSASCO, GRANDE SÃO PAULO. O seqüestro do embaixador suíço GIOVANNI ENRICO BUCHER, comandado por LAMARCA, foi uma das ações marcantes da organização. Diante do endurecimento da ditadura nas negociações, ameaçando vetar os nomes dos 70 presos cuja libertação era exigida em troca da vida do embaixador, LAMARCA impôs sua vontade e se recusou matar o seqüestrado. A posição dele criou uma crise entre os integrantes do movimento. O grupo rompeu os laços e cada um seguiu um outro rumo. LAMARCA ingressou no MR-8 e foi morto na BAHIA meses depois.   
  44 a. Organização de Estados Americanos (OEA) concede ao violoncelista espanhol PAU CASALS o título de Cidadão Honorário das Américas, em 5 de maio de 1971.
  42 a. da vitória de ÉDER JOFRE contra o cubano naturalizado espanhol JOSE LEGRA, ficando com o título de CAMPEÃO MUNDIAL DOS PESOS LEVES. Mais de 20 mil pessoas lotaram o GINÁSIO PRESIDENTE MÉDICI, em BRASÍLIA, no dia 5 de maio de 1973, para incentivar ÉDER JOFRE, ex-campeão dos galos, na tentativa de conquistar o cinturão dos pesos leves, diante do cubano naturalizado espanhol JOSE LEGRA. Pouca gente acreditava que o GALO DE OURO, aos 37 anos, pudesse derrotar os sete anos a menos e os 11 centímetros de envergadura a mais do adversário. Foi a 62ª vitória (em 68 lutas – empatara quatro e perdera duas vezes). Não foi o mais brilhante combate do GALO DE OURO, mas o resultado – justo – colocou ÉDER JOFRE no time dos mitos do pugilismo que ganharam títulos em mais de uma categoria.
  40 a. nasce ANTÔNIO CARLOS SOARES
||antonio carlos soares é paulista natural de Mariapolis, a 05 de maio de 1975. Cabo da Policia Militar do Estado de São Paulo ingressou na corporação no ano de 1997, onde após a conclusão do Curso de Formação de Soldados, apresentou-se na Primeira Companhia do 35º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Campinas, no mês de agosto de 1998. Lotado nesta unidade desde então, trabalhou na Rádio Patrulha, Policiamento Comunitário, Policiamento Escolar, Escolta de Presos entre outras funções. Em 2008, formou-se bacharel em Direito pela Faculdade Anhanguera. Em 2009, foi aprovado no exame nº 137 da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo. Soares possui cursos de especialização dentro da instituição dentre eles, Força Tática, Curso Melhoria da Qualidade do Atendimento ao Cidadão, Técnicas de Direção Policial Preventiva, Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária e Curso de Trânsito Consciente.


||
|||
|||Possui outros cursos tais como: Curso de Identificação Visual de Veículos, Curso de Capacitação de Recursos Humanos para Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – DENARC, Palestra Anti-Sequestro DEAS, Palestra Furto e Roubo de Veículos DIG.
|||É detentor de várias honrarias e condecorações, a saber, Láurea de Mérito Pessoal em 5º grau; Láurea de Mérito Pessoal em 4º grau; Láurea de Mérito Pessoal em 3º grau; Láurea de Mérito Pessoal em 2º grau; Medalha Exemplo Digno; Medalha Mérito do Cooperativismo COOPMIL; Medalha Governador Pedro de Toledo; Medalha Eterno Guerreiro APMDFESP; Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil ABFIP-ONU; Medalha Heróis do Brasil FEB; Medalha Cruz da Paz dos Veteranos da FEB; Medalha da Associação FAIBRÁS; Medalha Ordem do Mérito da ABRAMMIL Grau Cavaleiro; Medalha Valor Militar Grau Bronze, Medalha MMDC, a Medalha Mérito Constitucionalista, a Medalha da Constituição, e o Colar da Vitória: evocativo dos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932.
|||Escreve na página destinada ao leitor nos jornais Correio Popular, Todo Dia e Via Amoreiras informações e noticias sobre o Movimento Constitucionalista de 1932, citando as datadas de 23 de maio, 09 de julho e 02 de outubro, dia em que cessarão as hostilidades.
|||Membro da Sociedade Veteranos de 32/MMDC, Soares fundou e assumiu a presidência do 18º Núcleo de Correspondência ESCOTEIRO ALDO CHIORATTO em 30 de maio de 2013, tendo sido diplomado Pesquisador Associado Honorário do 1º NC PAULISTAS DE ITAPETININGA! ÀS ARMAS!! em 12 de junho de 2013.
  36 a. MARGARET THATCHER vence a disputa contra JIM CALLAGHAN e é eleita primeira-ministra da GRÃ-BRETANHA, em 5 de maio de 1979. Conhecida como DAMA DE FERRO, ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo naquele país e permaneceu no poder até 1990. Outras anotações nessa data: neste sábado leio AFRÂNIO PEIXOTO “SINHAZINHA”. Após o término desse romance passo a ler ANNE BRONTÉ “A PRECEPTORA”.
Visitamos a mãe da LUCINDA e depois a sua irmã MARGARIDA. O PAULO, marido da MARGARIDA e o Sr JOSÉ THOMAZ estão construindo um cômodo nos fundos de sua casa. Passamos pelo MUSEU, na Avenida QUATRO BARRAS. LUCINDA quer ver os pequenos MARCELO e ALEXANDRE, filhos da DORA e JOSÉ, seus sobrinhos.
Tomo conhecimento pela TV da morte de WILQUEN MANOEL NEVES, presidente da CONESP, durante a viagem itinerante de PAULO MALUF à Campinas.
A interdição da Avenida do Estado causa congestionamento da Avenida CRUZEIRO DO SUL e da Avenida SANTOS DUMONT.
Passagens de ônibus e metrô mais caras: respectivamente CR$4,00 e CR$5,50. Nova reunião dos funcionários públicos. Por enquanto não há acordo quanto às reivindicações da classe.
É visto um objeto voador não identificado na PAMPULHA.
CORINTHIANS 2 x SÃO PAULO 2.
CARDEAL PAULO BERTOLI é o novo carmelengo do VATICANO, em substituição ao falecido CARDEAL JEAN VILLOT.
Morre em tiroteio a terrorista ELIZABETH VON DICK, do Grupo BADER MEINHOF, na ALEMANHA.
  35 a. da fundação do CONSELHO NACIONAL DE AUTO-REGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA – CONAR – em 5 de maio de 1980, para defender princípios éticos da propaganda. Sua origem se deu graças ao incentivo de personalidades da comunicação como ROBERTO MARINHO, JOSÉ MARIA HOMEM DE MONTES, DIONÍSIO POLI e ROBERTO CIVITA.
  32 a. falece o Sr. STÉLIO, cunhado do falecido tio JOSÉ, em 5 de maio de 1983.
  32 a. Instituto PASTEUR de PARIS consegue identificar o vírus da AIDS, em 5 de maio de 1983.
  31 a. falece a atriz DIANA DORS, em 5 de maio de 1984. 
  29 a. falece o advogado DANTE DELMANTO, em 5 de maio de 1986.
  28 a. falece NATALÍCIO TENÓRIO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE (Palmeira dos Índios, 27 de setembro de 19065 de maio de 1987) foi um político brasileiro com base eleitoral no estado do Rio de Janeiro. Tenório possuía um estilo político agressivo, muitas vezes violento. Isso rendeu a ele uma aura de mito. Foi eleito deputado estadual e deputado federal do Rio de Janeiro, tendo quase vencido também para governador do estado. Sua vida inspirou o filme "O Homem da Capa Preta", filmado em 1986 por Sérgio Rezende e estreado por José Wilker no papel de Tenório Cavalcanti.
Origem e política
Nascido em Alagoas, mudou-se ainda criança para Duque de Caxias no fim dos anos vinte. Sua infância fora humilde, na maior parte passada no sertão nordestino. Na época de sua chegada no Rio, Duque de Caxias era apenas um gueto cruzado por ruas de terra batida. Habitado na maior parte por migrantes nordestinos, a região era desprovida de qualquer infra-estrutura ou saneamento básico, sendo apenas uma enorme favela horizontal de loteamentos pantanosos, infestados de mosquitos.
Seria naquele gueto, a Baixada Fluminense, que Cavalcanti garantiria seu poder político. Como deputado estadual, o homem da capa preta providenciou diversas melhorias para a população local, buscando também instalar os milhares de migrantes nordestinos que vinham para o Rio de Janeiro em busca de condições melhores de vida. Suas obras políticas renderam-lhe muitos aliados e eleitores pelas favelas de Caxias, apoio este que o levaria a ser eleito deputado federal.
O caso Imparato - "o deputado pistoleiro"
Pelos cabos eleitorais, Cavalcanti fora conhecido como "O Rei da Baixada"; pelos rivais, era tachado de "O Deputado Pistoleiro". Devido aos constantes riscos de morte, Tenório e sua família habitavam uma fortaleza na Baixada Fluminense. No entanto, jamais se recusava em caminhar pelas ruas do gueto, andando sempre armado e acompanhado de capangas.
As aspirações e os planos políticos de Cavalcanti chocavam-se violentamente com o das elites de Duque de Caxias. Isso lhe rendeu diversos desafetos, muitos dos quais culminaram em atentados à vida dele e à de seus familiares e aliados. Em casos como estes, Cavalcanti mandava matar quem o desafiasse. Um destes fora o delegado paulista Albino Imparato, convocado às pressas pela elite de Caxias para que freasse o populismo e a agressividade do homem da capa preta. Com a chegada de Albino, Cavalcanti e seus aliados foram perseguidos de forma implacável. Sua casa fora metralhada, seus familiares ameaçados e alguns de seus comparsas assassinados.
Em um encontro para tentar acalmar os ânimos, Tenório diz ao Delegado que quer a paz, e que o fato de estarem conversando, poderia ser o início dela. Mas faz um aviso:"Não atiro a primeira pedra, mas respondo se houver provocação, afinal, toda ação corresponde a uma reação igual e contrária". Questionado por Imparato se aquilo era uma ameaça, Tenório responde: "Não Delegado, é um princípio da física".
Até que, no dia 28 de agosto de 1953, o delegado Imparato fora encontrado metralhado dentro de seu carro, no Centro da cidade. O crime despertou a atenção nacional. As investigações comprovaram a participação direta de Cavalcanti no crime. As duas residências do homem da capa preta – a fortaleza de Caxias e o apartamento de Copacabana – foram cercadas por policiais fortemente armados. Com a intervenção de alguns nomes políticos de peso da época, o cerco fora desfeito. Intervieram Nereu Ramos, presidente da Câmara, Osvaldo Aranha, ex-ministro da Fazenda, e Afonso Arinos, então deputado e futuro senador, que foram a Caxias especialmente para defender o aliado.
A título de curiosidade, Tenório andava sempre ao lado de sua "Lurdinha", uma submetralhadora MP- 40 de fabricação alemã, similar àquelas utilizadas por soldados nazistas durante a segunda guerra mundial. Esta arma foi um presente do general GÓIS MONTEIRO.
Crepúsculo e morte
Tenório Cavalcanti candidatou-se para o cargo de governador da Guanabara em 1960 pelo PST, mas perdeu as eleições para Carlos Lacerda. Candidatou-se a governador do Estado do Rio de Janeiro em 1962, perdendo para Badger da Silveira. Estes fatos, somado às pressões cada vez mais fortes das elites de Caxias, solaparam o poder de Cavalcanti, que lentamente cairia no esquecimento. Antes disso, protagonizaria um dos episódios mais tensos da história política brasileira.
Na ocasião, Cavalcanti, ainda no mandato de deputado federal, discursava na Câmara dos Deputados. No discurso, acusava o então presidente do Banco do Brasil, Clemente Mariani, de desvio de verbas. Antônio Carlos Magalhães, então deputado e baiano como Mariani, defendera o conterrâneo respondendo que "vossa excelência pode dizer isso e mais coisas, mas na verdade o que vossa excelência é mesmo, é um protetor do jogo e do lenocínio, porque é um ladrão."
Enfurecido, Tenório Cavalcanti sacou de seu revolver e o apontou para Magalhães, berrando "vai morrer agora mesmo!". Todos correram, deixando o plenário vazio. Mas, Antônio Carlos Magalhães permaneceu parado, com o microfone na mão, e teria gritado "Atira seu filho da puta!". Tenório guardou suas armas, que foram apreendidas posteriormente e seus direitos políticos cassados pelo governo militar em 1964, com a interveniência direta de ACM. Tenório jamais recuperaria seu poder, tendo morrido de pneumonia aos 82 anos, em 5 de maio de 1987.
Filme - "O Homem da Capa Preta"
A vida de Tenório Cavalcanti rendeu um filme chamado "O Homem da Capa Preta", clássico do cinema brasileiro da década de 80. Dirigido em 1986 por Sérgio Rezende, o filme vencera os Kikitos de Melhor Filme, Melhor Música, Melhor Ator (José Wilker) e Melhor Atriz (Marieta Severo) no Festival de Gramado de 1986.
Os críticos condenaram a visão romântica apresentada pelo cineasta. Rezende argumentara da seguinte forma: “O que me fascinava na vida do Tenório Cavalcanti era a sua característica de aventureiro (talvez até porque eu seja uma pessoa tímida). Esses personagens que fizeram coisas que eu jamais seria capaz de fazer me geram uma tremenda admiração ou uma inveja, talvez. Tenório Cavalcanti, por exemplo, é um cara poderoso, que sai de Alagoas menino, pobre, miserável e chega ao Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense e, em vinte anos, transforma-se em um homem muito poderoso que consegue mover uma parte do mundo. E, como cineasta, eu estou procurando as coisas que dêem um grande filme”.
Tenório: direitos políticos cassados
Enfraquecido pela derrota nas eleições para Lacerda, e cada vez mais pressionado pela elite da Baixada, Tenório Cavalcanti aos poucos foi perdendo poder. Antes de sair de cena, protagonizou um dos episódios mais dantescos da história da política brasileira. Na ocasião, o então deputado federal fazia um discurso na Câmara em que acusava o presidente do Banco do Brasil, Clemente Mariani, de desvio de verbas.
Baiano como Mariani, o então deputado Antônio Carlos Magalhães interveio em defesa de seu conterrâneo. "Vossa excelência pode dizer isso e mais coisas, mas na verdade o que vossa excelência é mesmo, é um protetor do jogo e do lenocínio, porque é um ladrão." Tenório Cavalcanti, então, sacou o seu revólver e berrou: "Vai morrer agora mesmo!". Todos os membros da Câmara Federal correram para tentar impedir o assassinato. Segurando o microfone, ACM não se deu por vencido e gritou: "Atira, seu filho da puta!". ACM no momento teve uma incontinência urinária e Tenório ao ver a poça no chão, resolveu não atirar.
O deputado Tenório Cavalcanti teve suas armas apreendidas e seus direitos políticos cassados pelo governo militar em 1964. Fontes do movimento estudantil garantem que o então presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), José Serra, chegou a se esconder em sua fortaleza na primeira noite do golpe. Tenório nunca mais voltou a se destacar no cenário político nacional. O homem da capa preta morreu de pneumonia, aos 82 anos, em 5 de maio de 1987.
  28 a. das anotações de 5 de maio de 1987: muita movimentação no quartel do 2º BPChq nesta manhã. Quando chego já há representantes da FEB, BATALHÃO SUEZ e da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Aguardam o momento de treinamento para a solenidade de 7 de maio. MONSENHOR PHEENEY, presidente da Sociedade; CORONEL PM Ref FERNANDES e outros demonstram ansiedade quanto à participação da festa. INEZITA BARROSO chega por volta das 10 horas. O MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO começa o treinamento. INEZITA BARROSO ensaia a CANÇÃO DOS EXPEDICIONÁRIOS com o Coral da Polícia Militar. Os veteranos verificam como irão marchar no dia 7 e o último treinamento vai até 12 horas. Agora se pode dizer que tudo está pronto para o dia 7 de maio.
Na tarde, uma notícia bastante desagradável: o PM BATISTA dirige o GOL preto quando um caminhão amassa toda a lateral esquerda do carro. Ele corre a tarde toda atrás do seguro para efetuar o conserto. O acidente foi no Viaduto SÃO CARLOS, na MÓOCA.
Recebo um telefonema do TENENTE-CORONEL PM LUÍS ANTÔNIO, meu colega de turma, que se encontra em RIBEIRÃO PRETO. Confirma sua presença no dia 7. Mantenho contatos telefônicos com as esposas do TENENTE-CORONEL PM NILSON GIRALDI e CAPITÃO PM Ref ARLINDO DE MOURA, respectivamente de BAURU e SOROCABA. Segundo tudo indica, eles também virão para  reunião da turma em meu quartel.
Chove bem neste final de dia. Retorno a GUARULHOS com a chateação do que aconteceu com o carro GOL, que era do CORONEL PM CRISCIBENE.
Hoje assisto na televisão, a partir das 21:30 horas, GUARANI 0 x COLO COLO 0, pela TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA, em CAMPINAS.      
  26 a. transf. reserva: CORONEL PM THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO (foi Cmt Geral da PMESP), em 5 de maio de 1989. Como tenente-coronel, comandou o 3º BPChq e o 13º BPMM. Foi CHEFE DA CASA MILITAR. O decreto de 20 de fevereiro de 1986 o nomeou Cmt Geral da PMESP. Sua exoneração se deu em 15 de março de 1987.
  26 a. presidente iraquiano, SADDAM HUSSEIN, sofre um atentado a bomba, em 5 de maio de 1989, mas não é ferido. Seu Ministro da Defesa, ADNAN JAIRALÁ TALFAH, morre no incidente.
  25 a. O PAPA JOÃO PAULO II dá início a uma nova visita ao MÉXICO, em 5 de maio de 1990. Dois dias depois, o MÉXICO e o VATICANO restabelecem relações diplomáticas, após 130 anos de desentendimentos.
  24 a. da morte do delegado de polícia GILBERTO ALVES CUNHA, em 5 de maio de 1991.
  23 a. do SHOPPING TAMBORÉ, em 5 de maio de 1992.
  23 a. da tragédia no futebol francês quando ruiu uma arquibancada no estádio de TURIANI, em BASTIA matando dez pessoas e ferindo duzentas, no dia 5 de maio de 1992.
  23 a. falece o ator e cantor francês JEAN CLAUDE PASCAL em 5 de maio de 1992.
  22 a. falece a atriz ANN TODD, em 5 de maio de 1993.
  22 a. em que a caravana do presidente do PT, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, foi recebida com festa em MEDINA, por cerca de 800 trabalhadores rurais, em 5 de maio de 1993. Foi a primeira parada da comitiva petista no VALE DO JEQUITINHONHA, uma das regiões mais pobres do País. O prefeito WÁLTER TANURE decretou ponto facultativo em MEDINA, que tem 23 mil habitantes. Os moradores se concentraram em frente ao sindicato dos trabalhadores rurais da cidade, ligado à Central Única dos Trabalhadores. Antes, no município baiano de CÂNDIDO SALES, a comitiva do PT havia sido recepcionada com festa por 300 pessoas.
  21 a. falece o poeta MÁRIO QUINTANA aos 87 anos, no hospital MOINHOS DE VENTO, em PORTO ALEGRE, no dia 5 de maio de 1994. QUINTANA foi um dos poetas brasileiros mais populares. Sob esse aspecto, ele se filia a uma tradição da poesia modernista que, ao contrário do que acontece com freqüência no modernismo europeu, nada tinha de hermética. A ela pertencem MANUEL BANDEIRA, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE e VINÍCIUS DE MORAES, todos poetas sofisticados e ao mesmo tempo de grande apelo público.
É de MÁRIO QUINTANA o seguinte trecho:
FELICIDADE REALISTA
A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.
Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis.
Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica e uma temporada num spa cinco estrelas.
E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.
É o que dá ver tanta televisão.
Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista.
Ter um parceiro constante, pode ou não, ser sinônimo de felicidade. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com um parceiro, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.
Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.
Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável.
Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz mas sem exigir-se desumanamente.
A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio.
Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se.
Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. Ela transmite paz e não sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração. Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidade.
(Mário Quintana)
  21 a. do enterro do piloto de FÓRMULA 1, AYRTON SENNA. Rostos tristes. Olhos vermelhos e inchados, lábios cerrados e trêmulos. As mãos tentavam secar lágrimas que pareciam intermináveis. Os que conseguiam segurar o pranto não conseguiam esconder a dor. Sorrisos se esboçavam em homenagens bem brasileiras. Gritos, saudações, faixas dedicadas a AYRTON SENNA. “VALEU SENNA !” As canetas hidrocor dos caras-pintadas marcaram a saudade nos rostos de adolescentes e crianças. Foram estas as cenas que marcaram SÃO PAULO durante o cortejo e o velório do piloto, em 5 de maio de 1994.
  19 a. do assassinato do 2o. Sgt. WILSON ROBERTO DOS SANTOS, a tiros, em ARUJÁ, em 5 de maio de 1996.
  18 a. das anotações feitas em 5 de maio de 1997: nesta manhã de segunda-feira, na AORPM, observo eu o prédio que está sendo construído na frente já adquiriu uma nova feição. Já não se vê aquele enorme buraco que durante meses deu um aspecto feio à Associação da TABATINGUERA. Com placas pré-moldadas, a frente e as laterais já estão prontas.
Com os oficiais assistimos, a título de instrução com emprego de policiais em presídios, LINHA VERMELHA. Isso está muito em moda em SÃO PAULO. Hoje mesmo temos uma Rebelião no Cadeião de PINHEIROS e, na CASA DE DETENÇÃO, treze presos de rebelaram nesta manhã no Pavilhão 6. Eles mantém 20 agentes penitenciários como reféns. Há muitos comentários em torno disso. Outro problema que assusta é a violência desenfreada na cidade; neste último final de semana tivemos 46 homicídios.
No MMDC, o CORONEL CANAVÓ está eufórico. A suspensão do leilão da VALE DO RIO DOCE deixa-o bastante alegre. Faz vários telefonemas, manda mais de cem cartas para várias pessoas e pensa do 23 de maio, usando a data como trampolim para divulgação de suas idéias. Marca uma reunião da Diretoria Executiva para o dia 15 de maio, às 15 horas.
Mantenho contato telefônico com o TENENTE-CORONEL PM PAULO RÉGIS SALGADO, Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, Diretor do Cerimonial da Sociedade. Acertamos detalhes para o DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA. Os veteranos SEVERINO DOS SANTOS e JOSÉ SOARES MARINS visitam-nos na Sociedade.
Morre o vaqueiro MANUEL NARDI, que se transformou em personagem da obra de GUIMARÃES ROSA, aos 72 anos, em decorrência de uma embolia cerebral.
Quando passo na Praça PRINCESA ISABEL observo que quase toda ela está cercada por gradis. Cai bem a temperatura nesta noite.  
  17 a. do roubo da mobilete do PAULO CÉSAR, em 5 de maio de 1998.
  17 a. transf. reserva: Cel. HOLLIWOOD GARCIA DE MARINS, em 5 de maio de 1998. Outras anotações feitas nesta data: nesta terça-feira viajo num lotação até a estação ARMÊNIA. Faz frio e chuvisca. Os componentes da Instituição MMDS que hoje comparecem são poucos. Há um certo desinteresse pela programação das aulas neste mês de maio. Abordamos hoje um assunto polêmico. Tanto no aspecto religioso, como no político – PENA DE MORTE – um filme sobre isso: OS ÚLTIMOS PASSOS DE UM HOMEM. As discussões sobre a pena de morte são acirradas. A maioria opta pelo SIM. Já no MMDC, o CORONEL ARY CANAVÓ diz que ontem conversou com HERBERT LEVY sobre a calamitosa situação financeira da Sociedade. Ficou ele de levar o assunto ao conhecimento do governador MÁRIO COVAS. O veterano PAULINO participou dessa reunião. Recebo a visita do 1º TENENTE PM BARRETO, da 5ª Seção do Estado Maior. Vem estudar comigo a expedição de convites para 23 de maio. O veterano SEVERINO DOS SANTOS passa pelo MMDC. Está preocupado com a sua posse no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, marcada para amanhã.
Em casa, LUCINDA conta-me que roubaram a mobilete do PAULO CÉSAR. Quando ele a adquiriu eu lhe disse que logo ladrões iam se apossar da mesma. O pior é que ele foi agredido por um dos três pivetes que o cercaram. Vamos ver se ele aprendeu mais essa lição.
Pela COPA DO BRASIL, assisto SANTOS 1 x PARANÁ 0.  
  16 a. MIREYA MOSCOSO é proclamada presidente do PANAMÁ, após sua vitória eleitoral em 5 de maio de 1999. Outras anotações nesta quarta-feira: começo a fazer a averiguação sumária sobre a conduta irregular do CRISTIANO na OPERAÇÃO CRUZEIRO. Ouço várias pessoas, perdendo toda a manhã. Entre elas o senhor FRANCISCO, o Professor ROGER e uma orientadora.
Passo pelo 2º BPChq. O TENENTE-CORONEL PM VILLAR, Comandante e MAJOR PM MARINHO, subcmt, estão atarefados com o emprego do batalhão no policiamento interno do MORUMBI por ocasião de CORINTHIANS x PALMEIRAS, válido pelas quartas de final da COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA. Acerto com eles os detalhes para a entrega da Medalha MMDC no próximo dia 7.
Perto do Tribunal de Justiça, na PRAÇA DA SÉ, encontro o nosso companheiro de bancos escolares do antigo CFA (ESCOLA DE OFICIAIS), CORONEL PM Res NEY MOREIRA DOS SANTOS. Fizemos o CAO e o CSP juntos. No Tribunal de Justiça, converso com o CORONEL PM LEMES sobre uma pretensa reunião do CONSELHO SUPREMO em 20 de maio.
O CORONEL PM LEMES quer que o CORONEL CANAVÓ explique o motivo da reunião a fim de levar a notícia ao Comandante Geral, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO.
Ainda ouço o CRISTIANO na averiguação sumária e vou ao MMDC. Não vejo o CORONEL CANAVÓ. Deixo um recado sobre a reunião do Conselho de Medalhas em 18 de maio e o fato dele precisar conversar com o CORONEL PM LEMES sobre a tal reunião do CONSELHO SUPREMO.
Recebo o jornal CFAP NEWS, número 1, um veículo informativo da Escola de Sargentos.
Em casa, telefono ao Professor AFIF CHACUR sobre a operação que ele sofreu hoje, por volta da meio-dia, quando lhe foi extirpado um quisto que nasceu num dos dedos de uma das mãos. Telefono ao 1º TENENTE PM SÉRGIO MAURO, supervisor geral do CFAP NEWS. Quero publicar nesse jornal um convite para os alunos sargentos, referente ao 23 de maio.
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA: primeiro jogo das quartas de final:- PALMEIRAS 2 x CORINTHIANS 0. O goleiro do PALMEIRAS foi um dos maiores responsáveis pela vitória do VERDÃO sobre o CORINTHIANS, no Estádio do MORUMBI, nesta noite. OSÉAS e ROGÉRIO marcaram os gols. Com esse resultado, o VERDÃO pode até perder a segunda partida, por diferença de um gol, garantindo a classificação para as semi-finais.
Cerca de 100 menores fugiram hoje da FEBEM do TATUAPÉ, quando os internos voltaram a se rebelar, fazendo três funcionários reféns. A tropa de choque foi acionada e conteve a fúria dos rebelados disparando bombas de efeito moral e balas de borracha. Quando encontrei o CORONEL PM NEY, a PRAÇA DA SÉ, comentamos esse episódio, muito comum quando estávamos na ativa.      
  15 a. do transplante de medula óssea, no Hospital das Clínicas, de CURITIBA, a que foi submetido o jogador NARCISO, então com a idade de vinte e seis anos, em 5 de maio de 2000.  
 15 a. FERNANDO DE LA RÚA, presidente argentino, enfrenta uma greve geral em 5 de maio de 2000.

ACONTECEU EM 5 DE MAIO DE 2001 : -  SÁBADO
Manhã fria, com muito vento, característica do outono. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me, por volta das 8 horas, até um caixa eletrônico da Avenida TIRADENTES para retirada de dinheiro, a pedido da LUCINDA. Cumprimentamos o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA pelo seu 36º aniversário.
O senhor GERALDO FARIA MARCONDES está impaciente com relação à acusação impertinente do CORONEL PM MELO ARAÚJO de que seria o responsável pelo acerco da Sociedade, sucateado ao logo de todos esses anos. Quer uma reunião da Diretoria Executiva, mas o CORONEL PM MELO ARAÚJO nada fala sobre isso, muito embora estivéssemos juntos, ontem, na solenidade do 2º BPChq.
Revejo documentos de anos anteriores, como secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a fim de na semana que vem confeccionar os convites para o DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA, em 23 de maio. Ontem, no 2º BPChq o ARIOVALDO CHACUR explicou porque andava sumido. É que teve problemas de saúde e contratempos em seus negócios. Fechou o escritório de advocacia que tinha em SÃO JOSÉ DO BELÉM. O ALEXANDRE também teve amolações em seus negócios. Saiu da DIRECT TV e agora trabalha em segurança. Tornou-se pai há questão de 3 meses e meio. Sua companheira deu à luz uma menina.
Na tarde deste sábado leio ZÍBIA GASPARETTO – NINGUÉM É DE NINGUÉM.

LUCINDA recebe um telefonema de seu irmão JOSÉ, completamente embriagado, dizendo que sua mãe está doente e quer vê-la. Em seguida, a DORA pega o telefone e esclarece que Dona ESMERALDA teve um joelho inchado por causa de ácido úrico, mas já foi ao médico e está sendo medicada. Lucinda pretende visitá-la amanhã.

A TV mostra a visita do PAPA JOAO PAULO II à SÍRIA, depois de passar pela GRÉCIA. Demonstrando cansaço e dificuldade para caminhar, o PAPA JOÃO PAULO II desembarcou em DAMASCO, capital da SÍRIA, onde foi recebido pelo presidente BACHAR AL ASSAD. JOÃO PAULO II fez um apelo em favor da paz no ORIENTE MÉDIO e exigiu que as resoluções da ONU sejam respeitadas. O PAPA afirmou ainda que a guerra só vai acabar quando houver respeito mutuo entre os povos.

FALECEU EM POÁ O ANTIGO MORADOR E AMIGO NOSSO, O ZEFERINO. Deveria estar com mais de oitenta anos. Quando eu era adolescente, o ZEFERINO trabalhava numa padaria da cidade.

FALECEU O VIOLONISTA CLÁSSICO BAIANO FRED SCHNEITER, considerado um dos expoentes brasileiros. Aos 42 anos, de infarto.

FALECEU O CINEASTA SUECO ARNE SUCKSDORFF, que morou no Brasil por alguns anos. Uma de suas primeiras atividades, no Rio, foi em 1962, quando ministrou um curso de cinema, que teve entre os alunos nomes  como NELSON PEREIRA DOS SANTOS, ARNALDO JABOR, JOSÉ WILKER e VLADIMIR HERZOG. Ganhou um OSCAR pelo documentário RITMO DA CIDADE e foi premiado nos festivais de CANNES e BERLIM. Aos 84 anos, de enfisema pulmonar, em ESTOCOLMO, SUÉCIA.

RONALD BIGGS, um dos ladrões mais famosos do mundo, por ter roubado o trem pagador da INGLATERRA, quer voltar para o seu país, aos 71 anos de idade. Está doente, semi-paralítico após sofrer três derrames. Um avião deverá levá-lo para a INGLATERRA, talvez amanhã.

Assisto na BANDEIRANTES o CINE SINISTRO: ÀS VEZES ELES VOLTAM.

2 002  :  -  DOMINGO
Com temperatura de 25 graus, o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até POÁ, a fim de almoçar com minha mãe. Ela está atrapalhada com almôndegas para a refeição que, teimosamente, chama de “almônicas”. MARIZETE, ADALVO e FELIPE estão no clube CONCÓRDIA e somente vão aparecer na casa de dona ALICE por volta das 16 horas. Antes, minha mãe recebe um telefonema da CARMINHA, contando que tia COTA sofreu quebra do fêmur da perna esquerda no dia 30 de abril. Socorrida ao Hospital PADRE BENTO, foi encaminhada a um hospital na LIBERDADE, no centro da cidade de SÃO PAULO, onde lhe foi colocado um pino de sustentação do osso. Tia COTA sofre de osteoporose e teve alta no dia 2 de maio. Recupera-se com muita dificuldade em casa. Ela completará 96 anos no dia 23 de junho.
O CABO RENATO VENTURA chega por volta das 16 horas e, logo em seguida, deixo POÁ. Durante a viagem de volta para GUARULHOS vou escutando a queima de fogos toda a vez que o CORINTHIANS marca um gol no SÃO PAULO, nesta tarde, no primeiro jogo da decisão do TORNEIO RIO-SÃO PAULO. O alvi-negro derrota mais uma vez o tricolor, desta vez por 3 a 2, ficando mais próximo do título. Com o resultado de hoje, poderá empatar no próximo jogo que ainda assim ficará com a taça de campeão. ADRIANO abriu o placar para o SÃO PAULO. A reação corintiana aconteceu na fase final, com gols de DEIVID, LEANDRO e GIL (completando hoje a centésima partida com a camisa do CORINTHIANS). BELLETTI ainda diminuiu para o tricolor.

FALECEU o ex–combatente de 1932, PEDRO DA ROCHA BRITO, aos 100 anos. Foi funcionário do extinto IBC, responsável pelos portos de SANTOS e PARANAGUÁ, classificador e professor da Escola de Classificação de Café.

A edição do JORNAL DA TARDE trazia uma reportagem especial sobre o bairro CIDADE TIRADENTES, na zona leste da capital, que apontava para os problemas da região. Além disso, era destaque o crescimento do número de jovens entre 16 e 18 anos que tiravam o título de eleitor. No futebol, SÃO PAULO e CORINTHIANS se enfrentariam no primeiro jogo da final da TAÇA RIO-SÃO PAULO.

FALECEU o veterano diretor de cinema GEORGE SIDNEY, um dos mestres dos musicais, aos 85 anos, em sua casa em LAS VEGAS, depois de uma longa batalha contra um linfoma. Famoso pelos filmes que realizou nos anos 40 e 50, como DÁ-ME UM BEIJO, BONITA E VALENTE e MARUJOS DO AMOR, dirigiu 28 filmes ao longo de 27 anos de carreira. GENE KELLY, FRANK SINATRA, ELVIS PRESLEY, LANA TURNER e ANN MARGRET foram algumas das estrelas dirigidas  por  ele. Seu  último  filme  foi  A  MOEDINHA  DO  AMOR,  de 1968. Nasceu em 4 de outubro de 1916. 

Foi operado o ator HAYLON FREITAS, que interpreta o psicanalista de LOBATO (OSMAR PRADO) na novela O CLONE, no hospital MIGUEL COUTO, no RIO. FREITAS foi esfaqueado no peito, hoje à tarde, na calçada de sua rua em BOTAFOGO, no RIO. O ataque teria acontecido depois de ANTÔNIO DE MATOS PAIS, vizinho do ator, se envolver em uma briga com FREITAS.

O ator ANTÔNIO PITANGA, marido da governadora BENEDITA DA SILVA, tomou posse na presidência da ONG NOVA OBRA SOCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. PITANGA é o primeiro homem a ocupar o cargo, destinado às primeiras damas.

O milionário sul africano da Internet MARK SHUTTLEWORTH, 28 anos, o segundo turista espacial da história, aterrissou nas estepes do CASAQUISTÃO, depois de oito dias em órbita na ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL.

O presidente francês JACQUES CHIRAC foi reeleito hoje com 82,06 % dos votos. O candidato de extrema–direita JEAN-MARIE LE PEN conseguiu 17,94%. Milhares de simpatizantes de CHIRAC foram às ruas para comemorar. “Serei o presidente de todos os franceses”, prometeu CHIRAC no discurso da vitória.

O ex–presidente da BOLÍVIA, HUGO BANZER, morreu aos 75 anos, vítima de um câncer pulmonar que o acometeu há nove meses. BANZER, que em agosto de 2001 renunciou à presidência e foi aos EUA receber tratamento, morreu na cidade de SANTA CRUZ, no leste da BOLÍVIA, cinco dias antes de completar 76 anos. A causa da morte foi parada cardíaca. O governo da BOLÍVIA decretou luto oficial de 30 dias pela morte do ex–presidente.     

FALECEU o fundador e ex–presidente da DANONE, gigante no ramo de alimentos, ANTOINE RIBOUD, de 83 anos.

2 003  :  -   SEGUNDA-FEIRA
ESTRÉIA hoje a novela KUBANACAN, na GLOBO. A história se passa nos anos 50 e começa com a chegada ao poder do General CAMACHO (HUMBERTO MARTINS), que comanda uma rebelião com a desculpa de salvar a primeira-dama (BETTY LAGO) dos maus-tratos do presidente RÚBIO MONTENEGRO (STÊNIO GARCIA). No início, todos pensam que a vida da população vai mudar, mas não é bem isso o que acontece. A trama tem como principais cenários uma vila de pescadores, um cortiço e o palácio do governo kubanaquense. Os dois últimos construídos nos estúdios da emissora e o primeiro na praia da Restinga da Marambaia (RJ), uma área de proteção do Exército. No elenco de KUBANACAN ainda temos: MARCOS PASQUIM, DANIELLE WINITS, VLADIMIR BRICHTA, entre outros.
CAMACHO e MERCEDES (BETTY LAGO) são um exemplo de casal feliz. Ela sofre com as traições do marido e, de outra parte, CAMACHO tenta se aproveitar da popularidade da mulher. Só não sabe até quando vai durar a paciência dela. Duas outras cidades servem de cenário para outros núcleos da novela. Uma delas é SANTIAGO, onde fica a aldeia de pescadores por onde circulam ESTEBAN (MARCOS PASQUIM) e MARISOL (DANIELLE WINITS), entre outros. Do outro lado da cidade fica o cortiço, a região menos favorecida da capital. DOLORES (NAIR BELO) e suas filhas RUBI (CAROLINA FERRAZ) e LOLA (ADRIANA ESTEVES) são moradoras do lugar.

Nesta manhã recebo um telefonema do PASTOR MARINHO. Ele levou mais de dois anos para elaborar um livro sobre armamentos e munições na Revolução de 32. O livro está pronto e ele quer arrumar patrocinadores para poder lançá-lo no mercado. Marca a quarta-feira para conversar comigo na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.   
A temperatura nesta manhã chuvosa é de 16 graus. Desanimado, vou para São Paulo, iniciando uma semana sem graça. Encontro AMÉRICO de plantão no MMDS. Diz que, acompanhado de um amigo, foram acertar a segurança da SANTA CASA, mas parece que deverão retornar outro dia. Mais tarde, a fim de almoçar conosco, surge o VICTÓRIO. De fato, as coisas não andaram como ele queria naquele lugar.
Às 14 horas, estou no MMDC. O tempo chuvoso vai estragar a nossa tarde. O Sr. MARCONDES está adoentado, com problemas estomacais. Liga para nós, demonstrando raiva do ROMEU CICCONE e da ALEXANDRA FRANGULIS. Esta, ainda é diretora da biblioteca e do arquivo histórico, estando em seu poder 96 livros, alguns quadros e outras peças que ela levou alegando que iria restaurá-los. Isso foi no ano passado e o presidente quer que ela devolva tudo. Pela situação da ALEXANDRA na DIRETORIA EXECUTIVA faço ver ao Sr. MARCONDES que o melhor seria substituí-la no cargo. Ele também acha isso, mas não tem a pessoa para assumir essa Diretoria.  Visita-me o TENENTE PAULO CÉSAR DOS SANTOS, um dos mais novos sócios do MMDC. Traz um álbum de recortes de jornais, da época da Revolução. Um ex-combatente emprestou-lhe esse álbum e ele quer reproduzi-lo. Recebo um telefonema do CORONEL MENDES. Explica-me os motivos pelos quais não pôde comparecer na reunião do CONSELHO SUPREMO em 30 de abril. Foi obrigado a levar sua esposa, dona OÇAINE, ao médico. Não conseguiu manter contato conosco naquela data. Fará o possível para comparecer amanhã na Reunião Preparatória da DAMCO para os acertos da solenidade de 23 de maio.
Com temperatura baixa e chuvisqueiros esparsos, vou regressar a GUARULHOS. O PAULO CÉSAR diz que sua avó se encontra na casa da KÁTYA, visitando o bisneto, o IAGO. MARLENE lhe telefona para lembrar que o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA está completando 38 anos de idade neste 5 de maio. Eles se encontram em CARAGUATATUBA.

FALECEU um dos meus companheiros de quando entrei na antiga FORÇA PÚBLICA, em 1958, ADAUTO FONSECA DE ARAÚJO. Éramos naquela época CABOS. Depois entrei na ESCOLA DE OFICIAIS e ADAUTO FONSECA DE ARAÚJO fez o mesmo. Chegou, tal como eu, ao posto de CORONEL.

O poeta e compositor WALY SALOMÃO morreu às 7 horas, no RIO, aos 59 anos, vítima de um câncer no intestino com metástase no fígado. Ele estava internado desde do dia 23 de abril na Clínica SÃO VICENTE. O velório está sendo realizado no prédio da Biblioteca Nacional. O poeta, nascido em JEQUIÉ (BA), estava licenciado do cargo no Ministério da Cultura por causa da doença, que descobriu há menos de um mês. No dia 17, por iniciativa do vereador CARLOS GIANNAZI, WALY SALOMÃO recebeu o título de CIDADÃO PAULISTANO, distinção que não lhe chegou a ser entregue. WALY começou a escrever no início de 1970, quando esteve preso no CARANDIRU por porte de drogas. Na época, morava em SÃO PAULO, com GAL COSTA. Na prisão, iniciou a produção de ME SEGURA QUE EU VOU TER UM TROÇO (1972), “misto de diário, poema longo e apocalipse”, como definiu o poeta curitibano PAULO LEMINSKI, numa resenha de GIGOLÔ DE BIBELÔS, em 1983. Na editora ROCCO, sua atual casa editorial, publicou LÁBIA (1998), TARIFA DO EMBARQUE (2000) e O MEL DO MELHOR (2001). Ele também é o autor do perfil de HÉLIO OITICICA, QUAL É O PARANGOLÉ, e produziu o filme MIRAMAR, de JÚLIO BRESSANE. Com GILBERTO GIL, realizou, entre outros trabalhos, a trilha sonora do filme QUILOMBO (1984), de CACÁ DIEGUES, cujo lançamento só aconteceu no ano passado. SALOMÃO foi também um letrista prolixo. Entre as canções que escreveu, estão TALISMÃ, MEL, MAL SECRETO, ANJO EXTERMINADO, OLHO D´ÁGUA, MEMÓRIA DA PELE. Também escreveu ASSALTARAM A GRAMÁTICA, para LULU SANTOS, RUA REAL GRANDEZA, para JARDS MACALÉ, BALADA DE UM VAGABUNDO, para CAZUZA. Com ANTÔNIO CÍCERO criou as músicas do disco ZONA DE FRONTEIRA, de JOÃO BOSCO. SALOMÃO também trabalhou com a jovem guarda do MPB. É o autor de PISTA DE DANÇA, faixa de MARESIA, disco de ADRIANA CALCANHOTTO. O artista foi protagonista do mais recente filme da cineasta ANA CAROLINA, GREGÓRIO, sobre o poeta satírico GREGÓRIO DE MATOS GUERRA. Também foi SALOMÃO quem editou o livro de textos ALEGRIA, ALEGRIA, de CAETANO VELOSO, um de seus grandes amigos. Em 1998 sofreu um infarto e foi parar na UTI do Hospital SAN RAFAEL, em SALVADOR. Depois disso, publicou LÁBIA, que chamou de seu “primeiro livro post-mortem”. No final dos anos 90, integrou a comissão de seleção do Prêmio Multicultural ESTADÃO.

MORREU a pesquisadora conhecida como a primeira-dama da botânica brasileira, GRAZIELA MACIEL BARROSO. No ano passado ela foi homenageada pelo Ministério do Meio Ambiente, que estabeleceu 2002 como o ano GRAZIELA MACIEL BARROSO. Seguidores homenagearam-na descrevendo 30 espécies de planta com alusões a seu nome, como a BAUHINIA GRAZIELAE (PATA-DE-VACA). Em 1999, recebeu a medalha MILLENIUM BOTANY AWARD, no Congresso Internacional de Botânica, nos EUA.  No dia 4 de junho ela tomaria posse na Academia Brasileira de Ciência. Aos 92 anos, vítima de complicações pulmonares, no RIO DE JANEIRO.

Depois de seguidas declarações de integrantes do governo, discutindo a necessidade de uma intervenção no câmbio para conter a queda do dólar, a moeda americana fechou hoje cotada a R$ 3,04, acima dos três reais pela primeira vez desde 25 de abril.

O cardeal-arcebispo de SALVADOR, dom GERALDO MAJELLA AGNELO, foi eleito hoje presidente da CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB. Ele venceu no terceiro escrutínio, por 207 votos contra 64 do cardeal-arcebispo de SÃO PAULO, dom CLÁUDIO HUMMES, em ITAICI, INDAIATUBA. Dom GERALDO substitui Dom JAIME CHEMELLO, bispo de PELOTAS, que presidiu a CNBB por cinco anos. O novo vice é dom CELSO ANTÔNIO QUEIROZ, arcebispo de CATANDUVA.

A estudante de enfermagem LUCIANA GONÇALVES DE NOVAES, de 19 anos, foi ferida a tiros, hoje, na Universidade ESTÁCIO DE SÁ, no RIO COMPRIDO, zona norte do RIO. Hospitalizada, ela corre risco de vida ou de ficar tetraplégica. Os tiros foram disparados do MORRO DO TURANO, como represália de traficantes contra a polícia. As aulas do campus, de 12 mil alunos, foram suspensas.

Três pessoas morreram e, quatro ficaram feridas, pela carroceria que se desprendeu de um caminhão e invadiu o cemitério de VESPASIANO, cidade próxima a BELO HORIZONTE. As vítimas foram atropeladas quando acompanhavam um enterro. Morreu um garoto de 13 anos, neto da mulher que seria sepultada no momento em que ocorreu o acidente, uma amiga da família e um coveiro. O caixão foi derrubado. A carroceria só parou em vala nos fundos do cemitério.

O traficante LUIZ FERNANDO DA COSTA, o “FERNANDINHO BEIRA-MAR”, foi transferido hoje da sede da Polícia Federal, em MACEIÓ, onde estava havia 39 dias. Ele foi levado para BRASÍLIA e à noite trazido para SÃO PAULO. O traficante ficará novamente na penitenciária de PRESIDENTE BERNARDES.

Foram indiciados ALEXANDRE MARTINS e REINALDO PITTA, empresários do atacante RONALDO, por sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. MARTINS é acusado de participar do esquema de corrupção na Secretaria da Fazenda do RIO DE JANEIRO.
  
Uma sucessão de tempestades e tornados varreu o centro-oeste dos EUA no domingo e hoje, matando pelo menos 39 pessoas; 8 estão desaparecidas. A maioria das mortes ocorreu nos Estados de KANSAS, MISSOURI e TENNESSEE. Numerosas casas ruíram, automóveis e caminhões viraram, árvores foram arrancadas pela raiz. Postes da rede elétrica e outros escombros bloquearam estradas.
 
A primeira-dama do programa de armas químicas e biológicas do IRAQUE e única mulher a fazer parte da cúpula do PARTIDO BAATH, de SADDAM HUSSEIN, está sob custódia das forças dos EUA no IRAQUE. Fontes militares afirmaram que a cientista HUDA SALIH MAHDI AMMASH – também conhecida como SALLY QUÍMICA e SENHORA ANTRAZ – teria se rendido. O Comando Central americano não informou quando a cientista foi capturada. HUDA ocupava a 53 ª posição na lista dos ex-integrantes do regime iraquiano mais procurados pelos EUA. No baralho com os rostos e nomes dos foragidos, entregue a soldados americanos e britânicos no IRAQUE, HUDA era o 5 de copas. As tropas americanas fizeram prisioneiros até agora 19 funcionários do Governo de SADDAM HUSSEIN. Ainda faltam 36.

MORREU um dos mentores da campanha anti-racista da ÁFRICA DO SUL, WÁLTER SISULU, colega de NELSON MANDELA. Aos 90 anos.

5 DE MAIO DE 2004  :   -  QUARTA-FEIRA
Levanto tarde. Estou pronto para começar a rotina de transportar as principais notícias dos jornais para as minhas memórias quando sou atrapalhado por dois telefonemas do Sr MARCONDES. Ele me transmite que o CABO MISAEL entrou no subterrâneo do Monumento-Mausoléu e de lá retirou todas as urnas contendo restos mortais de ex-combatentes de 32, a fim de serem colocadas em local digno. Falta agora ele relacionar os nomes dos heróis para que eu possa confrontar com a listagem que tenho, onde naturalmente iremos encontrar os nomes daqueles que não estão constando nas urnas. Por outro lado, o presidente dá notícia de que as benfeitorias estão se processando na parte interna do Obelisco.
Vou tarde para SÃO PAULO. Mesmo assim, presido a costumeira reunião do MMDS, onde depois participamos de um almoço de trabalho. Logo mais estou na Sociedade. O Cel MENDES está conferindo a listagem das medalhas MMDC para 23 de maio, tendo passado, via fax, cópia da mesma para a DAMCO. Logo chega o Sr MARCONDES, mas o MENDES tem de ir numa solenidade na Assembléia Legislativa, onde participará da inauguração do retrato do Cel WÁGNER FERRARI na galeria dos assistentes militares. O VASCO não comparece hoje no serviço, pois tem provas na escola onde estuda. Com isso, ficamos desarmados com relação aos e-mails e internet. Dona CÉLIA está terminando de rodar uma carta de cobrança para os conselheiros. Recebemos as visitas do SÍLVIO e do TENENTE ANÍSIO. Essas presenças de sócios vai exigir de nós um tempo sobressalente. Recebo também uma proposta da assessoria em comunicação TOP PRESS, que organizou o Projeto CIRCUITO SÃO PAULO, isto é, passeios turísticos com a presença de atores caracterizados com personagens da história da cidade, como por exemplo o PADRE ANCHIETA e a MARQUESA DE SANTOS. Querem eles apresentar o soldado constitucionalista, em 23 de maio, na solenidade do IBIRAPUERA. Estão pedindo autorização nossa para desenvolver essa parceria. Logo em seguida, a assessoria de Imprensa CIRCUITO SÃO PAULO, através de dona GIULIANNA, manda um fax especificando o que eles estão querendo.
Recebo um telefonema do TENENTE-CORONEL MÉDICO DEL NERO, a respeito do que aconteceu comigo ontem, no HOSPITAL MILITAR. Explico-lhe o que está ocorrendo quanto à cirurgia plástica que devo sofrer, agora marcada para 11 de maio. Quero que ele evite outras delongas, pois a espera já vai além da expectativa.

Mais tarde, o CABO MISAEL entra em contato comigo. Explico-lhe o que preciso para concretizar o problema das urnas, antes de 23 de maio. Por volta das 21:30 horas, o MENDES entra em contato comigo. Conta ele que encontrou na Assembléia antigos companheiros (Cel NIOMAR, Cel SACILOTTI e outros), bem como MASSARANI, atualmente muito prestigiado pelo legislativo, pois ele é o superintendente do acervo histórico da Assembléia. Não gostou do “gelo” que lhe deu o deputado CORONEL FERRARINI, com relação ao famigerado caso do MMDCA. Na verdade, o nosso coronel é político e não quer se “queimar” enfrentando CALDINI CRESPO, o autor do projeto de lei dos “HERÓIS ANÔNIMOS MMDCA”. O MENDES ainda tentou conversar com CALDINI CRESPO, mas ele não estava presente nesta tarde na Casa.

O Coronel PM ADEMIR APARECIDO RAMOS assumiu hoje a ASSESSORIA MILITAR DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. Ele ocupa o lugar que era do Coronel PM WÁGNER FERRARI, transferido para a reserva em 9 de abril. RAMOS é natural de ARARAS. Tem 52 anos. Ingressou na Corporação em 1972 e já serviu no Palácio dos Bandeirantes.  Está no PALÁCIO 9 DE JULHO desde 2003. O Coronel PM FERNANDO PEREIRA, sub-cmt PM representou o Cmt Geral.  

Com muito suor e sofrimento, PALMEIRAS e CORINTHIANS avançaram na COPA DO BRASIL. O VERDÃO empatou em casa com o GOIÁS em 1 a 1, e ganhou nos pênaltis por 3 a 1. No CEARÁ, o TIMÃO arrancou um empate em 1 a 1 diante do FORTALEZA e garantiu a vaga para a próxima fase.

O SÃO CAETANO está vingado. Depois de perder duas vezes para o AMÉRICA, do MÉXICO na fase de classificação, a equipe venceu hoje por 2 a 1, de virada, no Estádio ANACLETO CAMPANELLA, em SÃO CAETANO, e saiu na frente na luta por uma vaga nas quartas-de-final da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. Para se garantir, o AZULÃO jogará por empate no estádio AZTECA, na cidade do MÉXICO, no dia 11. O AMÉRICA estava entalado na garganta do SÃO CAETANO, único a vencer o time brasileiro desde que o técnico MURICY RAMALHO assumiu o atual campeão paulista.
   
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sofreu hoje uma derrota no Senado. Por um voto – 32 a 31 – os parlamentares derrubaram a medida provisória que proibia o funcionamento dos bingos e caça-níqueis. O Governo Federal tinha mandado fechar as casas de jogo de azar no dia 20 de fevereiro, depois do escândalo do caso WALDOMIRO DINIZ. Hoje à noite bingos e caça-níqueis de SÃO PAULO já se preparavam para receber apostadores.

O humorista RONALD GOLIAS, de 75 anos, passou por cirurgia para retirada de um coágulo no cérebro. Ele foi internado ontem à tarde no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, e operado à noite pela equipe do neurocirurgião PEDRO ARLANT. O hematoma foi causado por uma queda sofrida há quatro semanas, em decorrência dos problemas cardíacos de GOLIAS. Ele ainda está na UTI, sob cuidados do médico ROGÉRIO TUMA. Em 30 de março, o artista passou por cirurgia no mesmo hospital e implantou marca-passo. O cantor MOACYR FRANCO, que o visitou, disse que “Ele está muito bem, falando, ouvindo e enxergando. Enfim, com todos os reflexos perfeitos”. O titular do banco da A PRAÇA É NOSSA, ALBERTO DE NÓBREGA, também visitou o colega. O hospital ainda não tem previsão de alta da UTI.

MORREU em BRASÍLIA o flautista CARLOS POYARES, que dia 12 de maio completaria 76 anos. Ele estava internado em BRASÍLIA desde o dia primeiro de maio, quando sofreu um derrame cerebral. Além de gravar 81 discos, o músico acompanhou nomes como FRANCISCO ALVES, VICENTE CELESTINO e ORLANDO SILVA.

O ex-prefeito CELSO PITTA chamou o senador ANTERO PAES DE BARROS, presidente da CPI do BANESTADO, de truculento. Na terça-feira, dia 4, ANTERO pediu a prisão de PITTA alegando desacato a autoridade. “Hoje, de cabeça fria, revendo o acontecimento e, ouvindo a opinião de juristas, estou absolutamente certo de que foi um caso de abuso de autoridade”, disse PITTA. O ex-prefeito voltou a negar que tenha contas bancárias no exterior e contou que havia um forte clima de hostilidade no plenário do Senado, onde estava sendo ouvido, e que nos bastidores de BRASÍLIA comenta-se a existência de um “racha” na CPI entre PT e PSDB. PITTA disse que foram feitas perguntas sobre a intimidade dele, que o teriam deixado chocado, e que a decretação de prisão mostrou a insegurança de ANTERO. “Fiquei perplexo com tamanha truculência e abuso de poder. Reagi em defesa da minha dignidade e da minha honra”, contou.

MARADONA VOLTA PARA O HOSPITAL. O ex-jogador exagerou na comida, passou mal e chegou à clínica SUÍÇO-ARGENTINA de ambulância. Seis dias depois de ter abandonado o hospital, por vontade própria, MARADONA, de 43 anos, foi enjaulado mais uma vez, por indicação de seu médico particular, ALFREDO CAHE. Especula-se que MARADONA esteja com problemas de coração, e o próprio CAHE admitiu que o ex-jogador às vezes tem dificuldade para respirar.

Os atentados a bomba de hoje em ATENAS, GRÉCIA, a cem dias dos JOGOS OLÍMPICOS, deixaram o mundo em alerta. Uma das primeiras instituições a manifestar temor foi o Comitê Olímpico Brasileiro. O prefeito de NOVA YORK, MICHAEL BLOOMBERG, que estará em ATENAS durante os jogos, colocou sistemas antimísseis em seu jato particular. Os atentados, que não deixaram vítimas, ocorreram de madrugada, quando três bombas explodiram em uma delegacia do bairro de KALLITHEA, perto dos hotéis onde se hospedarão autoridades de todo o mundo durante a OLIMPÍADA. Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado. O governo grego não acredita numa ação da AL-QAEDA.

A filha mais nova do banqueiro ALBERTO SALVATORE CACCIOLA, MILENE CACCIOLA, de 28 anos, foi encontrada morta, hoje, numa trilha na PEDRA BONITA, na GÁVEA, zona sul do RIO. Pilotos de asa-delta avistaram o corpo pela manhã, no caminho que leva ao platô de decolagem. O resgate foi feito de helicóptero, pelo Grupo Florestal do Corpo de Bombeiros. Não havia marcas aparentes de violência, mas MILENE estava sem os documentos e descalça. Ela vestia uma calça preta, blusa branca e meias.  Foragido na ITÁLIA, se SALVATORE CACCIOLA vier ao BRASIL para o enterro da filha, será preso pela Polícia Federal. Dono do banco MARKA, CACCIOLA envolveu-se no escândalo que levou à queda do ex-presidente do BANCO CENTRAL, FRANCISCO LOPES. No auge da crise que antecedeu a desvalorização do real, em 1999, o BANCO CENTRAL vendeu dólares a preço  abaixo do mercado ao MARKA e ao FONTECINDAM, sob a justificativa de evitar a quebra do sistema financeiro.

LIBERTADO um dos fundadores do grupo palestino HAMAS, MOHAMMED TAHA, de 68 anos. Ele fora preso em março de 2003 numa batida do Exército em BUREIJ, na FAIXA DE GAZA.

MORREU a cientista russa ANTONINA PRESNYAKOVA, depois de se infectar acidentalmente com o vírus EBOLA quando fazia pesquisas numa laboratório local. Em NOVOSIBIRSK, RÚSSIA.

5 DE MAIO DE 2005  :   -    QUINTA-FEIRA
O encontro de ontem na Sociedade Veteranos de 32-MMDC azedou meu fígado. Muita conversa sem nexo, repetitiva, com intenção de machucar o CORONEL ARY CANAVÓ, que não deu a maior importância pelas insinuações do Sr MARCONDES, fez com que ficasse bem claro a intenção do atual presidente em deixar o futuro presidente em maus lençóis. O que realmente precisa ser feito é consertar a situação financeira e não passar a Casa com um rombo de quase 20 mil reais. Vou tarde para a cidade de SÃO PAULO e converso, por volta das 13 horas, com o presidente da AORRPM, CORONEL PM Ref HERMES CRUZ, sobre a solenidade de 19 de maio, na sede dessa Associação, em comemoração ao 23 de maio, o “DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA”. Precisamos lhe encaminhar a lista dos conselheiros e veteranos da Sociedade, para serem convidados para esse evento.
Converso com VICTÓRIO, muito atarefado na Entidade, bem como o AMÉRICO, envolvido em aulas no CURSO ETAPA. Ele assinou um contrato que vai até o fim de 2005.
Mais tarde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, converso com uma professora que está defendendo uma tese de mestrado envolvendo o Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Chega o CORONEL PM RENALDO, atrapalhado com a crise financeira e fazendo de tudo para acertá-la. O advogado ROMAGNOLI comparece no MMDC e mostra o logotipo da campanha “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”, bem como o slogan. Ele disse que ontem esteve com o presidente da Comissão, WÁLTER TAVERNA, até meia-noite. Amanhã, deveremos levar para o vereador WILLIAM WOO todo o material referente ao TÚNEL NOVE DE JULHO. A idéia do ROMAGNOLI é colocar o logotipo na internet e, se possível, criar um site sobre o nosso movimento. Ficamos na Sociedade até às 17 horas e marcamos um encontro na Câmara por volta das 15 horas, amanhã. 

O time do CORINTHIANS fugiu hoje de um encontro com a FIEL TORCIDA no aeroporto de CONGONHAS, em SÃO PAULO. A eliminação da COPA DO BRASIL, após a derrota para o FIGUEIRENSE, em FLORIANÓPOLIS, deixou o técnico DANIEL PASSARELLA à beira da demissão e causou medo nos jogadores. A diretoria montou um esquema especial de segurança para resgatar a delegação na pista de pouso. Sem passar pela saída normal de desembarque, a equipe desceu do avião e entrou diretamente no ônibus do clue, que saiu do local às escondidas.

O PFL e o PSDB se uniram ao presidente da Câmara, SEVERINO CAVALCANTI, e impuseram nova derrota ao governo LULA, conseguindo aprovar no plenário seus candidatos para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público. Candidato do PT, o secretário nacional de Reforma do Judiciário, SÉRGIO RENAULT, perdeu a vaga no órgão responsável pelo controle externo do Judiciário para o secretário estadual de Justiça de SÃO PAULO, ALEXANDRE DE MORAES, apoiado pela oposição. A votação foi secreta e mostrou a falta de apoio da base governista ao candidato do governo. RENAULT teve 154 votos contra 183 dados a ALEXANDRE DE MORAES. O terceiro candidato, indicado pelo PDT, LUIZ VIANA DE QUEIROZ, obteve 13 votos. Aos 36 anos de idade, ALEXANDRE DE MORAES é o secretário mais jovem da equipe do governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN. Foi nomeado em 2002, aos 33 anos, e administra o maior calcanhar-de-aquiles do tucano: a FEBEM. MORAES acumula a Secretaria de Justiça com a presidência da FEBEM paulista desde agosto de 2004.
SEVERINO conseguiu eleger com 294 votos o advogado pernambucano FRANCISCO MAURÍCIO DE ALBUQUERQUE SILVA para a vaga da Câmara no Conselho do Ministério Público. ALBUQUERQUE SILVA é pai de EDUARDO ALBUQUERQUE, secretário particular do presidente da Câmara.

Hoje, um dia depois de o BANCO SANTOS ter sua liquidação extrajudicial decretada, a placa de identificação da fachada da instituição, na rua HUNGRIA, na zona sul da Capital, foi retirada. Enquanto isso, sem esperanças de recuperar o que perderam nas aplicações do BANCO SANTOS, parte dos cerca de 700 clientes da instituição se preparam para travar uma queda de braço na justiça com o BANCO CENTRAL. O argumento deles é que o BC poderia ter intervindo antes na instituição, já que desde 2001 tinha informações que o banco passava por problemas. A liquidação extrajudicial do BANCO SANTOS foi decretada ontem depois de seis meses de intervenção. O passivo a descoberto chegou a 2,2 bilhões de reais e o rombo nas contas, setecentos milhões de reais.

O PM IVO JÚNIOR DE LIMA, de 22 anos, foi morto por dois ladrões ao reagir a um assalto na VILA PROGRESSO, zona leste da Capital, ontem à noite. Um amigo do policial militar, o técnico em eletrônica JONATHAN LUÍS DE ARAÚJO, de 22 anos, foi baleado de raspão no braço e passa bem. Os criminosos fugiram sem levar nada.

O novo passaporte brasileiro será azul-escuro e custará mais caro (entre R$100 a R$150). Será também menos vulnerável com seus 16 novos itens de segurança. Os passaportes cujas datas de validade ultrapassem janeiro de 2006 só precisarão ser trocados quando do vencimento de seus prazos.

Vitória do governo federal: o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira manter o status de ministro do ex-presidente do Banco Central, HENRIQUE MEIRELLES. Por seis votos a quatro, o STF não acatou a ação movida pelo PSDB e pelo PFK contra a medida provisória convertida em lei que deu aos presidentes e ex-presidentes do BC a condição de ministros. Existem cerca de 40 ações na Procuradoria Geral da Justiça contra ex-dirigentes dessa instituição. MEIRELLES é suspeito de sonegação fiscal e evasão de divisas. Com o status de ministro, ele só pode ser investigado e julgado pelo próprio STF.

Nasceu LUCAS, filho do meia FELIPE, do FLUMINENSE. Foi essa a segunda boa notícia que o jogador teve na semana. Ontem, dia 4, ele teve reduzida de 180 para 120 dias sua suspensão por agredir um adversário.

O ator KADU MOLITERNO divulgou nesta quinta-feira que foi vítima de um golpe pela internet. Ele acessou sua conta para conferir um depósito feito pela Rede GLOBO e digitou suas senhas em páginas falsas colocadas por “hackers”, que utilizaram os dados e sacaram 8 mil reais.

REABERTA a possibilidade de exigência de visto de entrada para brasileiros no MÉXICO, atendendo a pedido dos EUA, que querem conter o fluxo de imigrantes irregulares na fronteira entre os dois países. No mês passado, 4.802 brasileiros (dez vezes mais que no mesmo período de 2004) foram presos tentando entrar nos EUA, provenientes do território mexicano. De janeiro a abril, os brasileiros detidos somam 12.311. O fim do visto foi fruto de um acordo bilateral, mas agora o governo mexicano vai estudar sua restauração. A notícia foi confirmada pela Embaixada do MÉXICO, em BRASÍLIA.

CRIADOS óvulos humanos em estágio inicial a partir de células-tronco retiradas do ovário. O objetivo é permitir que células de mulheres jovens sejam congeladas para que engravidem em idade avançada. Por cientistas da Universidade do TENNESSEE, nos ESTADOS UNIDOS.

CONDENADA a 20 anos de prisão a americana MOLLY DANIELS, por forjar a morte do marido, CLAYTON WAYNE DANIELS. Ela pretendia receber cem mil dólares do seguro de vida. Em GEORGETOWN.
 
A primeira pesquisa de boca-de-urna das eleições gerais da GRÃ-BRETANHA prevê um chope da vitória para lá de aguado para TONY BLAIR. De acordo com as projeções apresentadas hoje à noite pela rede BBC, o primeiro-ministro conquistará o inédito terceiro mandato consecutivo para o Partido Trabalhista, mas verá uma diminuição substancial de sua maioria no Parlamento, que cairá das 160 cadeiras conquistadas no pleito de 2001 para apenas 66. Se confirmada tal projeção representaria um duro golpe para o prestígio de BLAIR, revelando um descontentamento geral dos britânicos, e reacenderia as divisões entre os trabalhistas, reforçando também a teoria de que o premiê foi mais um problema do que um trunfo nas eleições. No mesmo dia das eleições britânicas, a polícia de NOVA YORK busca, em vídeos gravados por câmeras de segurança, pistas dos autores de duas explosões ocorridas na madrugada diante do prédio que abriga o Consulado da GRÃ-BRETANHA na cidade. Ninguém ficou ferido no ataque.

MORREU o ator mexicano EDGAR PONCE, hoje, após ser atropelado, junto com outros dois colegas, quando filmava um videoclipe nas ruas da CIDADE DO MÉXICO. PONCE atuou em várias telenovelas mexicanas, algumas exibidas no BRASIL pelo SBT, como “ALMA REBELDE”, “JAMAIS TE ESQUECEREI”, “AS SONHADORAS”, “MULHERES ENGANADAS”, “O PREÇO DO TEU AMOR” e “AMIGAS E RIVAIS”. Os atores pilotavam motocicletas quando um carro ultrapassou em alta velocidade as caminhonetes que fechavam o trânsito. “Pela imprudência de sua manobra, o motorista não percebeu que havia uma dúzia de motocicletas adiante, atingindo os atores que as pilotavam”, afirmou a TELEVISA, responsável pelo videoclipe.

Quatro anos após a misteriosa decapitação de uma menina, em uma tragédia que comoveu os EUA, as autoridades de KANSAS CITY, em OKLAHOMA, chegaram a uma surpreendente conclusão e prenderam a principal acusada pelo crime: a própria mãe da criança. As autoridades americanas prenderam MICHELLE JOHNSON, principal suspeita pelo assassinato de ÉRICA MICHELLE MARIA GREEN, de apenas três anos, após receber uma denúncia de uma fonte anônima. O corpo de ÉRICA havia sido descoberto perto de uma esquina da cidade, em 28 de abril de 2001. Dias depois, a cabeça foi encontrada nas proximidades do local, embrulhada dentro de um saco plástico, jogado numa lixeira. A polícia iniciou uma campanha nacional, com a divulgação de um retrato da criança. O caso comoveu a comunidade local. Voluntários realizaram campanhas para tentar identificar a criança e espalharam outdoors com a frase “Quem sou eu?”. Esta semana, detetives foram à cidade de MUSKOGEE, onde a mãe da criança vive, e interrogaram integrantes de uma família depois de receber uma informação de um morador do local que afirmava ser parente da criança. O promotor MIKE SANDERS afirmou que a mãe está detida em MUSKOGEE. A menina fora sepultada sem identificação em 2001, mas hoje, após seu nome ter sido revelado, no local do seu túmulo alguém colocou uma placa que diz: “Meu nome é ÉRICA MICHELLE MARIA GREEN”.

Pelo menos 20 mil judeus, de 60 países, lembraram hoje as vítimas do HOLOCAUSTO, participando de uma caminhada de três quilômetros entre os antigos campos de extermínio nazistas de AUSCHWITZ e BIRKENAU, na POLÔNIA. A manifestação, que integra as comemorações dos 60 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, recebeu a denominação de MARCHA PELA VITÓRIA e contou com a participação dos primeiros-ministros ARIEL SHARON, de ISRAEL; e FERENC GYURCSANY, na HUNGRIA.    

As forças de segurança russas informaram hoje ter desarmado um plano para um grande ataque terrorista durante as celebrações que recordarão, na segunda-feira, dia 9, na RÚSSIA, a vitória dos aliados sobre a ALEMANHA nazista – conflito conhecido na RÚSSIA como a GRANDE GUERRA PATRIÓTICA. Um caminhão com mais de uma tonelada de explosivos foi encontrado em GROZNY, capital da CHECHÊNIA, disse o GENERAL ILYA SHABALKIN porta-voz das forças federais na região do norte do CÁUCASO. A TV russa mostrou agentes da polícia removendo os explosivos do chassi do veículo. Autoridades atribuíram o plano ao líder separatista checheno SHAMIL BASSAYEV e sucessores do ex-presidente checheno ASLAN MASKHADOV, assassinado em março. Eles também pretendiam usar gás e substâncias tóxicas em ataques em cidades russas. Um depósito com material químico foi achado na divisa entre a CHECHÊNIA e a INGUSHÉTIA. Essas substâncias não são produzidas na RÚSSIA. Os militares disseram que elas foram levadas ao país por um emissário da rede terrorista AL-QAEDA. 

2 006   :   -    SEXTA-FEIRA

Nem BRIAN DE PALMA, nem JOHN WOO. Em MISSÃO IMPOSSÍVEL 3 finalmente encontraram um diretor que soubesse preservar o espírito da série de TV e suportar o peso de ter o maior astro de HOLLYWOOD à frente do elenco e da produção. Em sua estréia em longas-metragens, J.J.ABRAMS – a mente por trás dos seriados “ALIAS’ e “LOST” – deu consistência ao personagem de TOM CRUISE, soube aproveitar o elenco adjacente, criou para ele um antagonista à altura e orquestrou as cenas de ação com a mesma competência que manteve o clima de suspense. Prestes a se casar e distante do perigoso trabalho de campo, o ex-agente ETHAN HUNT (CRUISE) agora dá apenas aulas a futuros membros da IMF. Quando sua pupila preferida (vivida por KERI RUSSELL, da extinta série “FELICITY”) é capturada em missão, ele aceita comandar um resgate. Por trás de tudo está o traficante de armas, OWEN DAVIAN (PHILIP SEYMOUR  HOFFMAN, de “CAPOTE”, em outro show), que envolve a noiva do herói (MICHELLE MONAGHAN, de “BEIJOS E TIROS”) na trama. E ela nem desconfia que HUNT está no mundo da espionagem.

 

CACHÉ é a outra estréia nesta sexta-feira. A primeira cena do filme é um plano estático que mostra uma ruela calma de PARIS. Enquanto os créditos de abertura aparecem na tela, vemos alguns carros e pedestres passarem. Nada demais, tudo tranqüilo. Até o espectador ler o nome do austríaco MICHAEL HANEKE na direção – ele é conhecido por filmes perturbadores, como “A PROFESSORA DE PIANO” e “CÓDIGO DESCONHECIDO” – e se dar conta da violação que aquela seqüência inicial representa. Um estimado crítico literário (DANIEL AUTEUIL) e sua mulher (JULIETTE BINOCHE) recebem uma fita de vídeo com horas de gravação da frente de sua residência. Em princípio, não sabem o que pensar, mas logo mergulham na paranóia. Estão sendo vigiados, sem saber por quem ou por quê. Logo, outra fita, acompanhada de um desenho com traços de criança. Começam a temer pela segurança do filho adolescente e a viverem em constante estado de alerta. O equilíbrio desta família de classe média desanda conforme os vídeos se revelam mais invasivos. Não por acaso o filme é uma co-produção entre ÁUSTRIA, ALEMANHA, ITÁLIA e FRANÇA, países com milhares de imigrantes ilegais. Para HANEKE, a EUROPA de hoje sofre de uma profunda crise de consciência em relação a suas ex-colônias. E é nesse cenário de instabilidade que o filme começa a fazer sentido em dado momento, quando o protagonista confronta a um argelino com quem tem contas a acertar há muito tempo, apesar de se recusar a aceitar isso. A cada cena, a câmera do invasor que envia os vídeos se confunde com a do cineasta, onipresente e invisível. E o espectador, como um voyeur, é seu cúmplice.

 

O SUBTENENTE NOVAES está trabalhando na Sociedade, com a sua equipe de soldados do 2º BPE, a partir das 8 horas. Hoje eles atacam a sala onde estavam os livros. Retiram os móveis comidos por cupins e podres por causa da umidade. Começam a descascar as paredes dessa sala. A funcionária LUCIENE está nos ajudando nessa reforma, abrindo a porta do MMDC nesse horário. O SUBTENENTE NOVAES levará hoje os ofícios de outorga da Medalha MMDC aos integrantes do 2º BPE, que a receberão na solenidade marcada para o dia 26.

Um telefonema do Professor JOSÉ CARLOS, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, núcleo da LAPA, telefona-me. Conversa sobre o Movimento”TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE” e a solenidade marcada para o dia 25 próximo, na praça JOHN LENNON. A listagem dos agraciados com a Medalha MMDC está atrasada. Diz ele que ainda hoje estará essa listagem na Sociedade.

Leio, pela internet, o DIÁRIO OFICIAL. Hoje é publicada a transferência para a reserva do CORONEL PM JOÃO LEONARDO MELE, atual Comandante do CPI-6 (SANTOS). O CORONEL MELE era o número um do almanaque dos oficiais.

Na reunião do MMDS, CRISTIANO e RAFAEL apresentam planos para esse mês de maio. AMÉRICO promete me ajudar, hoje à tarde, na Sociedade.

CAPITÃO GINO, presidente do CONSELHO SUPERIOR (constituído pelos presidentes da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal), vai abrir uma reunião extraordinária marcada para esta sexta-feira. O secretário do CONSELHO SUPERIOR é o ROMAGNOLI. Não participo desse reunião. O CORONEL RENALDO DA SILVA ALVES, presidente do CONSELHO FISCAL, chega atrasado, mas vem dar a sua contribuição para a melhoria do MMDC. Ele indica o doutor HELCIO DALLARI, assessor especial do Governador, para receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA em 9 de julho.

Trabalho na grade dos recipiendários da Medalha MMDC, pois já estamos atrasados. O secretário da Medalha é o CORONEL MENDES, mas se encontra em CAMPO GRANDE. Reunimos 27 nomes. Faltam apenas cinco. O presidente assina o ofício de remessa dos currículos e a LILIAN o entregará ainda hoje na 5ª EM/PM. Apenas estamos com dificuldade quanto à listagem da LAPA. Apenas 15 nomes constam da lista e não dá para remetê-la assim para a 5ª EM/PM.

Está sendo realizado o velório de um ex-combatente de 32, na cidade de BRAGANÇA PAULISTA. Não dá para a Sociedade homenageá-lo nesta tarde, sendo que o enterro está marcado para as 17 horas. O 34º BPMM entra em contato comigo e peço para que uma representação desse batalhão fale em nome do presidente da Sociedade.

Um trânsito muito ruim na VIA DUTRA, com um congestionamento grande na altura da entrada da FERNÃO DIAS faz com que fique parado durante mais de uma hora, até superar a entrada dessa via expressa. Chego tarde em casa. Atendo um telefonema de HELCIO DALLARI. Conta ele a sua amizade para com o CORONEL RENALDO, desde a infância. Falamos sobre uma audiência que o GINO quer ter com o Governador CLÁUDIO LEMBO. Diz o DALLARI que está muito difícil acontecer isso em maio, mas o governador incumbiu ele de receber o presidente da Sociedade. Falta apenas marcar dia e horário.        


Um helicóptero caiu hoje pela manhã em MOGI DAS CRUZES, na GRANDE SÃO PAULO, e provocou a morte do piloto RENATO PAVÃO FRANÇA, de 32 anos, único ocupante da aeronave. O acidente ocorreu às 10:25 horas na SERRA DO ITAPETI, região de mata fechada a cerca de dois quilômetros da rodovia MOGI-DUTRA. A aeronave, modelo ROBINSON R-44, de prefixo PT-YGG, pertencia à empresa de cosméticos MAX LOVE. Ela havia saído de ARUJÁ, também na GSP, e ia à sede da empresa, em MOGI, onde apanharia executivos da MAX LOVE para levá-los à Capital. O helicóptero era capacitado para três passageiros, além do piloto.

O magnata russo BÓRIS BEREZOVSKI – suspeito de lavar dinheiro pelo fundo de investimento MSI, parceiro do CORINTHIANS – foi detido pela Polícia Federal na madrugada, no Aeroporto de CUMBICA, em GUARULHOS, quando ia embarcar em seu jato particular rumo à INGLATERRA, onde vive como refugiado.
BEREZOVSKI foi interrogado das 6h às 14 h no Ministério Público Federal pelos procuradores da República SÍLVIO LUÍS MARTINS DE OLIVEIRA e RODRIGO DE GRANDIS, e também pela PF para instrução do procedimento investigatório que apura crimes financeiros do suspeito no BRASIL. Com o russo, a polícia apreendeu dois notebooks, celulares e documentos que serão analisados na investigação. BEREZOVSKI, em seu depoimento, negou ter ligações com a MSI e que tenha investido no CORINTHIANS. Explicou que estava no BRASIL com interesses em negócios no mercado de aviação e de energia. Depois de ouvido, foi liberado. BEREZOVSKI é procurando internacionalmente: é condenado na RÚSSIA por crimes como fraude, apropriação de recursos e envolvimento com organizações criminosas. Ele entrou no BRASIL com aval do Ministério da Justiça.

A Polícia Federal e o Ministério Público vão oferecer o benefício da delação premiada aos assessores parlamentares presos durante a OPERAÇÃO SANGUESSUGA, que resultou na prisão de 47 pessoas acusadas de fraudar licitações para aquisição de ambulâncias. Entre os presos, há doze assessores que, segundo a PF, podem contribuir com as investigações do caso. A OPERAÇÃO SANGUESSUGA descobriu que um esquema fraudulento comandado pelo empresário DARCI JOSÉ VEDOIN foi responsável pela venda de mil ambulâncias a diversas prefeituras, por meio de licitações fraudadas, gerando gasto de indevido de 110 milhões de reais pelo Ministério da Saúde. Ate agora a OPERAÇÃO SANGUESSUGA prendeu os ex-deputados federais RONIVON SANTIAGO e o BISPO RODRIGUES, acusados de receber propina para apresentar emendas orçamentárias que beneficiaram o esquema. A intenção da delação premiada é obter nomes de outros parlamentares envolvidos nas fraudes. O ex-deputado RONIVON SANTIAGO, preso no ACRE, chegou hoje à tarde a CUIABÁ, onde ficará detido. Desde o início da noite, ele está em um anexo da penitenciária regional de PASCOAL RAMOS. Já o ex-deputado BISPO RODRIGUES, preso em BRASÍLIA, deve ser transferido para CUIABÁ no dia 7. O plano da PF é mandar para CUIABÁ todos os 46 presos na operação em todo o país, para que o delegado BOAVENTURA possa confrontar os depoimentos e fazer acareações entre os suspeitos. Todos ficarão em CUIABÁ por pelo menos quatro dias, quando vence a prisão temporária determinada pela Justiça. No final da tarde, a PF anunciou a prisão em BRASÍLIA da servidora SUELENE APARECIDA BEZERRA, a 47ª presa sob acusação de participar do esquema. A PF ainda procura outras sete pessoas, cujos mandatos de prisão já foram expedidos.  No início da noite foram colocadas em liberdade as empregadas domésticas ENIR RODRIGUES DE JESUS e MARIA LEODIR DE JESUS LARA, que trabalharam na casa do empresário DARCI VEDOIN, chefe da quadrilha. A Justiça atendeu ao pedido do delegado TARDELLI BOAVENTURA. Ele acredita que, com os dados das duas, VEDOIN tenha aberto empresas fantasmas com intuito de inclui-las nas licitações viciadas. O presidente da Câmara, ALDO REBELO, considerou graves as denúncias e prometeu adotar providências rigorosas contra os parlamentares e assessores citados nas denúncias da Polícia Federal.

O mais novo fiasco corintiano na LIBERTADORES DA AMÉRICA segue sem resposta. Um dia depois de eliminação em casa para o RIVER PLATE, da ARGENTINA, a torcida e a imprensa apontaram motivos da tragédia. Porém, não houve sequer uma palavra oficial dos dirigentes, jogadores e comissão técnica sobre o assunto. Todos se esconderam da vergonha. O treino marcado para a tarde acabou cancelado. A preocupação com a segurança foi usada como explicação para a folga inesperada. Os celulares também ficaram desligados. Ninguém quis dar a cara para bater.
  
TRANSFERÊNCIA DO CORONEL PM JOÃO LEONARDO MELE, Comandante do CPI-6 (SANTOS), PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 5 DE MAIO DE 2006. Ocupava o número um do almanaque dos oficiais e seu tempo de permanência na ativa seria até o dia 22, obedecida a LEI dos cinco anos após a promoção ao último posto da carreira. O CORONEL MELE nasceu no dia 11 de julho de 1951. Entrou para a PMESP no dia 12 de fevereiro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º Tenente- 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 24 de maio de 1986. Não tenho a data de sua promoção a major. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 15 de dezembro de 1997 e a CORONEL em 22 de maio de 2001. 

Hoje, pela manhã, foi comemorado o 52º aniversário de criação da Prefeitura da Aeronáutica de SÃO PAULO (PASP). Foi homenageado o TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR JOÃO ALBERTO CORREIA NEVES, ex-comandante do IV COMAR, que recebeu uma placa comemorativa com os seguintes dizeres: “Ao sr. Excelentíssimo ten-brig-do-ar JOÃO ALBERTO CORREIA NEVES, os agradecimentos da Prefeitura da Aeronáutica de SÃO PAULO pela decisiva participação da construção de sua sede no CAMPO DE MARTE no período em que comandou o IV COMAR”. O CORONEL PAULO MARINS FILHO, Comandante da Prefeitura da Aeronáutica de SÃO PAULO, disse que a instituição tem uma nobre missão. “No dia 6 de maio comemora-se o aniversário da Prefeitura da Aeronáutica de SÃO PAULO, organização do Comando da Aeronáutica responsável pela administração de imóveis residenciais localizados nas cidades de SÃO PAULO e GUARULHOS. A sua missão é nobre, com grande alcance social, pois está diretamente vinculada ao bem-estar da família dos militares, permitindo que eles possam se abrigar e conviver de maneira satisfatória com seus entes queridos. Podemos afirmar que a moradia, importante componente psicossocial para os militares é a razão de ser da nossa existência, motivo de orgulho de nossa missão, que é a de administrar mais de mil imóveis, atendendo, diretamente, a mais de 2.500 pessoas. Entendendo a família como núcleo social básico, de onde são geradas as motivações pessoais, as orientações maiores para o comportamento diante de um mundo em constante mudança, a busca pelo sucesso e os bons exemplos de vida com este espírito, a Prefeitura da Aeronáutica de SÃO PAULO se insere no seio dos militares da nossa querida Força Aérea Brasileira, provendo o apoio necessário e a solidariedade diuturnamente....” Entre os presentes:
MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR APRÍGIO EDUARDO DE MOURA AZEVEDO (Comandante do IV COMAR), CORONEL LUÍS ROBERTO LOURENÇO (Comandante da Base Aérea de CUMBICA), TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR (Comandante do 2º Batalhão de Polícia do Exército), doutor WALLACE DE OLIVEIRA GUIRELLI, CORONEL SÉRGIO LUIZ TRATZ (Comandante do CPOR/SP), CAPITÃO CARLOS DE ALMEIDA BAPTISTA SOBRINHO, jornalista JOÃO CARLOS DIAS, doutor JOÃO SADAO KITAMURA, CORONEL TAKASHI MATSUDA.  

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA passou o dia tentando tranqüilizar os brasileiros sobre a manutenção do preço do gás natural no País e do abastecimento, mas o que conseguiu foi alvoroçar a PETROBRÁS. “Não tenho dúvida de que o gás não vai aumentar. E, se aumentar, vai aumentar para a PETROBRÁS, não para o consumidor”, disse. O presidente negou que esteja sendo passivo com o governo boliviano. “Tem gente que acha que ser duro resolve o problema. Eu, às vezes, acho que ser carinhoso resolve mais do que ser duro”. O governo da BOLÍVIA anunciou a nacionalização das reservas de gás e petróleo segunda-feira, e hoje classificou a medida de “irreversível”. “É justo que queiram tirar do gás uma fonte de enriquecimento para eles. O BRASIL, perto da BOLÍVIA, é rico”, comentou LULA. No ITAMARATY, o discurso do chanceler CELSO AMORIM foi menos carinhoso. Segundo ele, há um limite para a alta do gás e o BRASIL não será refém da BOLÍVIA nas negociações.

Assassino confesso da ex-namorada, SANDRA GOMIDE, o jornalista ANTÔNIO MARCOS PIMENTA NEVES foi condenado hoje a 19 anos, dois meses e 12 dias de prisão por homicídio duplamente qualificado – um crime hediondo. Mas saiu do Fórum de IBIÚNA livre, e assim ficará a não ser que o Tribunal de Justiça atenda o pedido da Promotoria, o que pode levar até dois anos. Parentes da vítima reagiram pintando o nariz com batom.

A Argentina CAROLINA LARRIERA, que por quatro anos foi companheira do diplomata SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, que morreu no IRAQUE em agosto de 2003, esteve hoje em SÃO PAULO para a abertura da mostra RETRATOS DA VIDA, em que ele é homenageado. CAROLINA afirmou sentir-se “impotente” diante da falta de informações sobre as circunstâncias do atentado que matou VIEIRA DE MELLO. E criticou o fato de o responsável pelo ataque à sede da ONU em BAGDÁ ter sido condenado à morte. “É uma ironia, pois SÉRGIO sempre lutou contra a pena capital”.

O diretor da CIA, PORTER GOSS, renunciou ao cargo, hoje, inesperadamente, após dezoito meses no posto. Não foi dada nenhuma razão oficial. A saída ocorreu, segundo GOSS, baseada em um “mútuo entendimento” entre ele, o presidente GEORGE W. BUSH e o diretor nacional de Inteligência, JOHN NEGROPONTE. Segundo intensos rumores em WASHINGTON, porém a saída estaria relacionada com investigações do FBI que envolveriam GOSS em festas com prostitutas patrocinadas por lobistas, quando era deputado republicano. Essas investigações se referem ao processo que condenou, no início do ano, o ex-deputado republicano RANDY “DUKE” CUNINGHAM. GOSS substituiu GEORGE TENET que, após sete anos no posto, perdeu força com a revelação de falhas relacionadas aos atentados de 11 de Setembro. GOSS elaborou na agência uma reformulação elogiada por BUSH, que disse que o sucessor – ainda não nomeado – deverá seguir os planos já traçados.

Um avião israelense não pilotado atacou hoje com mísseis um campo de treinamento, na FAIXA DE GAZA, usado pela organização Comitês de Resistência Popular, que mantém vínculos estreitos com o grupo islâmico HAMAS. Cinco militantes morreram. Os projéteis caíram a poucos metros da casa de um comandante dos Comitês, MOUMATZ DOURGHMUSH, que fica ao lado do campo. Ele escapou ileso porque não estava no campo, mas um irmão e três primos dele morreram.

EXCOMUNGADOS pelo VATICANO os bispos das províncias de ANHUI e YUNNA, na CHINA. Eles foram nomeados pelo governo chinês, que não reconhece o poder do VATICANO de apontar bispos e criou uma igreja paralela, a IGREJA PATRIÓTICA, para tentar controlar parte dos dez milhões de católicos chineses. O VATICANO distribuiu um comunicado dizendo que as ordenações são ilegais, de acordo com o Código de Direito Canônico, mas, mesmo assim, membros do clero foram pressionados a participar das cerimônias. A CHINA e o VATICANO romperam relações diplomáticas em 1951, depois da REVOLUÇÃO COMUNISTA.  

O Estado norte-americano do HAVAÍ decidiu gastar 2 milhões de dólares para silenciar um sapo barulhento. O sapa coqui, do tamanho de uma caixa de fósforo, tem perturbado o sono dos havaianos com seu coaxo constante durante a noite. Cientistas afirmam que a espécie invasora foi introduzida há 20 anos e ameaça outros sapos.

2 007     :       -     SÁBADO
Começa hoje no BRÁS, zona leste da Capital, a comemoração italiana mais antiga da cidade, a “FESTA DI CASALUCE”, que chega à sua 107ª edição. Serão montadas 18 barracas ao lado da Paróquia NOSSA SENHORA DE CASALUCE, que fica no número 608 da rua CAETANO PINTO. O padre JOSÉ ENES DE JESUS, responsável pela igreja, espera a participação de 35 mil pessoas até o último fim de semana de maio, quando acabam as festividades.
Depois de intensa atividade na semana que está se encerrando, procuro colocar em dia as minhas memórias. Teremos uma série de eventos em maio, em continuidade às comemorações do Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista de 1932 e, se deixar acumulados os dados que preciso colocar no computador, certamente se complicarão muito o meu trabalho de digitalização. 

Falta entendimento no Congresso para definir regras sobre o funcionamento dos bingos, apesar de todos os escândalos alimentados pela falta de normas claras para a atividade. Só na Câmara, aguardam votação nada menos que 17 projetos sobre o tema: 10 propondo a legalização do jogo e 7 sugerindo a proibição. Há projetos que esperam na fila há mais de quinze anos, mas a maioria dos parlamentares prefere manter distância de assunto tão controverso. “Há polêmica dentro dos próprios partidos”, diz o deputado LUCIANO CASTRO, líder do PR. “Defender a legalização agora, só se for para apanhar”, reforça o senador GARIBALDI ALVES, que foi relator da CPI DOS BINGOS e chegou a redigir em 2006 um texto pela liberação do jogo, mas acabou desistindo. Enquanto os congressistas não tomam uma posição, casas de bingo continuam funcionando à força de liminares, apesar do cerco policial cada vez mais intenso.

Em tom de “recomendação reservada”, os policiais paulistas receberam há menos de 20 dias um comunicado em que são orientados sobre o que fazer no caso de novos ataques do crime organizado, o que pôs todos os policiais em alerta.
No próximo final de semana completa-se um ano da série de atentados em que morreram, em uma só semana. 24 PMs, oito policiais civis, oito agentes penitenciários e quatro guardas municipais.
Atribuídos ao Primeiro Comando da Capital (PCC) facção criminosa que nasceu nos presídios paulistas, os ataques ocorreu durante a saída temporária dos detentos no Dia das Mães e atingiram bases da PM, delegacias e alvos civis, como agências bancárias e ônibus. O revide da polícia que matou mais de 120 suspeitos em caso de resistência, completou um quadro violento sem precedentes: cerca de 500 mortos por arma de fogo em uma semana, de 12 a 19 de maio.
Oficialmente, as autoridades da segurança pública dizem não acreditar em novos ataques. Mas admitem que a recomendação se trata de um aviso explícito para evitar o fator surpresa.  

A Baixada Santista, no Litoral sul de SÃO PAULO, viveu hoje uma madrugada sangrenta. Oito pessoas morreram e, outras cinco, ficaram feridas em SANTOS e na PRAIA GRANDE. Os crimes ocorreram quase ao mesmo tempo, mas a polícia não vê ligação de uma ocorrência com a outra. “Descartamos essa hipótese, pelo menos por enquanto”, afirmou o delegado da Delegacia Seccional de SANTOS, ELPÍDIO FERRAZERI.
O número de assassinados na PRAIA GRANDE foi o maior: cinco vítimas. Quatro rapazes estavam lanchando em um trailer do bairro TUDE BASTOS, quando foram surpreendidos por dois homens encapuzados, que estavam numa moto. Um dos executados foi MARCELO DOMINGOS, de 32 anos, conhecido como PINGÃO. Ele já tinha passagens pela polícia por furto, roubo e também por associação ao tráfico de drogas.
O dentista ALISSON HEITOR FURTADO, de 29 anos, também foi morto no episódio. Ele estava comprando um lanche quando os atiradores chegaram. O jovem tentou fugir com o seu carro, mas foi perseguido pelos marginais.
Enquanto dirigia na contramão, ele levou um tiro no peito. A namorada de ALISSON, TÉRSIA MARA SALZO, também foi baleada, mas não corre risco de vida. Ela foi atingida de raspão no braço. Mesmo abalada TÉRSIA acompanhou amigos e familiares da vítima no IML da PRAIA GRANDE para liberação do corpo do dentista.
A chacina de SANTOS foi parecida com a ocorrida na PRAIA GRANDE. Dois homens encapuzados também em uma moto, entraram em um bar no bairro de AREIA BRANCA atirando na direção das pessoas que estavam comendo e bebendo nas mesinhas.
Três delas morreram e outras três, ficaram feridas. Entre elas, o militar VÁLTER FILHO, de 20 anos, que foi atingido com um tiro no pé. Por azar, ele passava em frente ao bar com sua bicicleta e acabou sendo alvejado. Os bandidos fugiram.
Em SÃO VICENTE, também na Baixada Santista, um homem morreu e duas menores e uma mulher de 20 anos foram baleadas por um bandido solitário, que também conseguiu fugir. A polícia ainda não sabe se a intenção do marginal era assaltá-las ou cumprir um acerto de contas. Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso.

Para os moradores da Favela BELA VISTA, na região da VILA MARIA, zona norte da Capital, a Polícia Militar agiu de forma truculenta na ação de sexta-feira, quando cerca de 70 policiais tentaram desobstruir a MARGINAL DO TIETÊ. A via foi fechada por paus e pneus em chamas pelos moradores. A favela virou palco de dois confrontos entre policiais e manifestantes que duraram mais de seis horas.
Segundo os moradores, mais de dez pessoas da favela ficaram feridas. Já a PM contabilizou apenas quatro policiais feridos.

A máfia dos bingos pagava propinas regulares a 62 policiais civis do RIO, para darem proteção à organização criminosa e garantirem o funcionamento das casas de jogo. Um levantamento feito pela reportagem a partir do relatório da OPERAÇÃO HURRICANE, da Polícia Federal, revela o total de agentes públicos, incluindo seis delegados, suspeitos de envolvimento com a quadrilha de bingueiros, que recebiam dinheiro da contravenção. As transcrições dos grampos telefônicos mostram que os pagamentos eram chamados de “convites” ou “memorandos”.

Diante de 120 convidados em uma capela italiana do Século XIX, GIOVANNA ANTONELLI disse “sim” ao empresário americano ROBERT LOCASCIO. Os dois escolheram a VILLA MICHAELA, na TOSCANA, para celebrar a data porque tinham em comum a paixão pela ITÁLIA. A atriz casou-se suando um romântico modelo idealizado por um estilista italiano de PALERMO, na SICÍLIA. O hotel, com onze quartos, localizado na província de LUCCA, foi totalmente reservado para a suntuosa cerimônia de casamento da atriz e do empresário. Em uma festa tipicamente italiana, os músicos tocaram canções como a tradicional “O SOLE MIO”. Em seguida, o casal iniciou uma viagem de lua-de-mel pela EUROPA. 

Um avião da KENYA AIRWAYS, com 114 pessoas a bordo, caiu hoje no sul de CAMARÕES, numa área de floresta fechada. Até à tarde as autoridades não haviam encontrado os destroços do avião e nem sinais de sobreviventes. A causa do acidente ainda não foi descoberta, mas uma tempestade que caía na região pode ter provocado a queda.
O BOEING 737-800 – que tinha apenas seis meses de uso – partiu de ABIDJAN, capital da COSTA DO MARFIM, com destino a NAIRÓBI, no QUÊNIA. Decolou do aeroporto de DOUALA, em CAMARÕES, às 0:15 hora, onde havia feito uma escala. Momentos depois, o avião caiu próximo da cidade de LOLODORF, a 150 km ao sul de DOUALA.
Havia nove tripulantes no vôo, todos quenianos, e os passageiros eram de 23 nacionalidades diferentes. Além de 34 camaroneses, estavam a bordo 15 indianos, sete sul-africanos, seis chineses, cinco britânicos e um americano. Os outros eram africanos, mas suas nacionalidades não foram divulgadas.

O ex-craque argentino DIEGO MARADONA recebeu alta da clínica GÜEMES, em BUENOS AIRES, onde estava internado desde o fim de março para se tratar de uma crise hepática. Ele terá de voltar ao hospital três vezes por semana para passar por um tratamento ambulatorial, até superar completamente a síndrome de abstinência às bebidas alcoólicas.  

2 008     :       -       SEGUNDA-FEIRA
CIRANDA DE PEDRA é a nova novela da GLOBO, que estréia hoje. Ambientado na SÃO PAULO de 1958, o folhetim trará ANA PAULA ARÓSIO em seu nono papel de época na TV. A bela será LAURA PRADO, dama da sociedade que se casou com o autoritário advogado NATÉRCIO (DANIEL DANTAS), de tradicionalíssima família paulistana. Com ele, teve duas filhas: OTÁVIA (ARIELA MASSOTI) e BRUNA (ANA SOPHIA MASSOTI).
LAURA, porém, é atormentada por um distúrbio que a faz oscilar da eufórica alegria à profunda depressão e passa a sofrer com a indiferença do marido, que não sabe lidar com seus problemas emocionais. É aí que entra MARCELO ANTONY, como o neurologista DANIEL. Contratado para cuidar de LAURA, o médico se apaixona por ela e, desse amor proibido, nasce VIRGÍNIA (TAMMY DI CALAFIORI).
Criada como filha de NATÉRCIO, a menina é rejeitada pelo suposto pai – que sabe de tudo – e pelas irmãs, que morrem de ciúmes da boa relação dela com a mãe. Já adolescente, VIRGÍNIA sofrerá ao perder o amor de CONRADO (MAX FERCONDINI) para a irmã OTÁVIA e, depois, por gostar do namorado da amiga.
Um dia, LAURA abandona o marido, deixa o JARDIM EUROPA e muda-se para a casa de DANIEL, um sobradinho na VILA MARIANA. Mas o dramalhão não pára por aí. LAURA morre por causa da depressão e VIRGÍNIA é mandada para um colégio interno.
“A história mescla o movimento de uma ciranda e a imobilidade da pedra. As pessoas estão procurando seus destinos, mas atadas aos seus passados”, explica o autor, ALCIDES NOGUEIRA.
A nova versão de CIRANDA DE PEDRA – que não é um remake da trama de 1981 – inspirada no romance homônimo de LYGIA FAGUNDES TELLES, poderia até esbarrar no controle de classificação indicativa, já que a protagonista (LAURA) morre por eutanásia praticada pelo amante (DANIEL), que depois se mata. Além de haver uma personagem gay (LETÍCIA) e outro que sofre de impotência sexual (CONRADO). As polêmicas foram eliminadas de CIRANDA DE PEDRA. “Não vai ter suicídio, lesbianismo, nem eutanásia”, avisa NOGUEIRA, autor da adaptação. 

Uma manhã muito fria. Estou começando a ficar resfriado. Levanto cedo para colocar minha leitura e as minhas memórias em dia. Não é fácil ir para a cidade de SÃO PAULO nesta manhã.
Na Sociedade, encontro o CORONEL PM Ref MENDES bastante atarefado com a lista de pessoas que irão receber a Medalha MMDC no próximo dia 23, defronte o Obelisco do Ibirapuera. Já a lista dos escolhidos pelo núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA dá um certo trabalho: os currículos vêm lacônicos, com muitos erros. O MENDES vai chamar a atenção do TENENTE PM ALEXANDRE, um dos presidentes do núcleo, pelo excesso de erros cometidos. 
O JOSÉ D´AMICO vem buscar o ofício endereçado ao Presidente da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Diz ele que estão esperando essa entrega nesta tarde. O CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES tentou falar comigo justamente no momento em que estou almoçando com VICTÓRIO. Em tese ele concorda com tudo aquilo que estamos fazendo para a realização do “DIA DA JUVENTUDE”, em 19 de maio.  
Nesse almoço com os oficiais do MMDS surge um fato inusitado, bastante acachapante e digno de sindicância: RONALDO teria assediado uma mulher que mora no mesmo prédio que ele. Ele nega a acusação e diz que vai tomar providências quanto a essa calúnia. Na verdade ficamos na dúvida. O síndico do prédio não quis tomar medidas policiais a respeito. É um caso que precisa ser investigado. VICTÓRIO irá fazer isso.
GINO STRUFFALDI assina o documento que vai para a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Precisa haver logo a definição do local para que possamos tomar outras decisões. Uma delas é quanto a peça “AD PERPETUUM...ATÉ O ÚLTIMO TIRO” pois AGUINALDO, seu idealizador, ainda não entrou em contato comigo.
Recebi um exemplar do livro “ATTILIO COLLETTI – A SAGA DE UM IMIGRANTE VENCEDOR”, escrito pelo filho ALCY COLLETTI. Uma carta do ALCY explica:
PORTO ALEGRE, 29 DE ABRIL DE 2008
À SOCIEDADE VETERANOS E 32-MMDC

Caro amigo Cel Mário
“Consolidando o projeto que deu origem ao CD enviado há tempo, estou te entregando o livro, pronto, para ser incorporado à Biblioteca dessa Sociedade. Agradeço o incentivo recebido na ocasião, que mais me motivou a continuar o trabalho. Muito obrigado amigo”.
COMBATE DO FÃO
Filho de descendentes italianos, oriundos da Província de Trentino Alto – Adige que moraram em Coqueiro Baixo, na região do FÃO, e por ter o meu pai, o Sr ATTILIO COLLETTI participado do COMBATE DO FÃO em 13-09-1932, resolvi registrar o acontecimento, no livro que conta detalhes do acontecimento.
Estou enviando um exemplar do livro “ATTÍLIO COLLETTI – A SAGA DE UM IMIGRANTE VENCEDOR”, onde está relatado em capitulo a parte o Combate do Fão. Havendo interesse em mais algum volume, o preço de custo na gráfica é de R$30,00 a unidade, acrescido das despesas de correio ou frete de transportadora, tratar diretamente com a Editora.
Cel. Mário, nos próximos dias estarei de mudança para JOINVILLE (SC), para perto de uma filha que lá mora e da outra que reside em CURITIBA. A idade vem chegando e o bom senso manda que estejamos próximos dos filhos. Lá chegando comunicarei o novo endereço pelo E-mail.
Com as minhas saudações, e um forte e afetuoso abraço a você, ao GINO STRUFFALDI, a diretoria e membros da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
ALCY LUIZ COLLETTI

O frio desta tarde e as contrariedades por causa do RONALDO deixam-me doente. Retorno para GUARULHOS bastante amolado com isso. 

Dez índios das etnias macuxi e ingaricó foram feridos a bala hoje na terra indígena RAPOSA SERRA DO SOL, em RORAIMA, após tentativa de ocupação da Fazenda DEPÓSITO, do rizicultor PAULO CÉSAR QUARTIERO, prefeito do município de PACARAIMA e líder da mobilização de produtores contra a demarcação da reserva. O conflito ocorre 26 dias depois da suspensão da OPERAÇÃO UPAKATON 3 da Polícia Federal, destinada a retirar os não-índios da área. A ação da PF foi interrompida por liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 9 de abril.
A Fazenda DEPÓSITO fica a sete quilômetros de SURUMU, localidade a 160 quilômetros de BOA VISTA que concentra os conflitos entre os índios e não-índios pela posse da reserva de 1,7 milhão de hectares. Às 5 horas, um grupo de 103 indígenas, entre homens e mulheres, iniciou a ocupação de uma área da fazenda livre de plantação de arroz e afastada da sede. Em pouco tempo, eles construíram quatro malocas com palha e madeira. Dois funcionários de QUARTIERO chegaram ao local em motos e ordenaram a saída dos índios. Diante da negativa foram embora e retornaram com mais quatro funcionários, em três motos e uma caminhonete.
“Eles foram atirando, sem dar chance de defesa às vítimas”, afirmou JÚLIO MACUXI, coordenador de programas do Conselho Indígena de RORAIMA. Ele disse que a ocupação se deu pela necessidade de ampliação da comunidade RENASCER, próxima à cerca da fazenda que “estaria sufocada”. QUARTIERO sustentou que não estava na fazenda no momento do conflito, mas foi informado por seus funcionários de que os índios teriam invadido sua fazenda armados de cassetetes e de arco e flecha. “Os funcionários disseram que, quanto tentaram retirá-los, eles atiraram flechas. Então houve reação”.

“Avisa o PAULINHO que amanhã vai ter alguma coisa, uma operação da Polícia Federal que pode envolver o pessoal do partido”, foi o alerta que chegou pelo celular a um familiar do deputado PAULO PEREIRA DA SILVA na véspera da OPERAÇÃO SANTA TEREZA.
O aviso partiu de WILSON DE BARROS CONSANI JÚNIOR, coronel da reserva da Polícia Militar que a PF aponta como um dos principais operadores do esquema de desvio de verbas do BNDESP. CONSANI não sabia que ele próprio estava sendo monitorado e era alvo da SANTA TEREZA.
Os grampos da PF, que chegaram em CD ao Ministério Público Federal, mostram que o coronel fez esforço intenso para informar integrantes da organização criminosa sobre a missão federal que sairia às ruas dali a algumas horas, na manhã de 24 de abril, para cumprir onze mandados de prisão – inclusive do lobista JOÃO PEDRO DE MOURA, amigo e ex-assessor de PAULINHO.
Por volta das 23 horas da quarta, CONSANI buscou primeiro um contato direto com PAULINHO, mas não obteve êxito. Ligou, então, de seu celular, para um parente do deputado, a quem informou sobre os movimentos da PF e pediu que comunicasse o deputado. “F...tudo, vair ter operação da PF amanhã cedo”.
O coronel também contatou um dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, ligado à Força Sindical, e JOSÉ GASPAR, vice-presidente estadual do PDT. “Tem operação da PF amanhã”, repetia, em ligações que duravam um minuto e meio, no máximo. “Vai ter problema”, insistia. “É coisa de 12 alvos...”
Num telefonema, disse que a operação tinha como meta negócios relativos a ONGs. “Parece que sujou, a informação é lá de dentro, envolve a WE e o negócio das ONGs” A WE é a boate que a organização teria usado para lavar dinheiro ilícito.
A PF suspeita que um policial amigo de CONSANI cuidou de avisar o grupo sobre a operação secreta. “O coronel acompanhava as ações da quadrilha e tinha plena ciência dos crimes praticados”, diz a procuradora ADRIANA SCORDAMAGLIA”. “Colaborava para a obtenção de futuros financiamentos no BNDES”.
CONSANI, agora réu da Justiça Federal por formação de quadrilha e desvio de recursos do BNDES, não foi localizado hoje para falar do caso.

Após muita pressão por parte de um grupo de tucanos ligados ao ex-governador GERALDO ALCKMIN, o Diretório Municipal do PSDB confirmou nesta noite, em uma tumultuada reunião, o rompimento da aliança com o DEM em SÃO PAULO e a oficialização da pré-candidatura de ALCKMIN à Prefeitura.
O clima tenso dominou a reunião, com trocas de acusações e insultos. Quase houve confronto físico entre participantes. Logo depois do anúncio dado pelo presidente do diretório, JOSÉ HENRIQUE LOBO, o secretário municipal de Esportes, WÁLTER FELDMAN, pegou o microfone e gritou: “Essa decisão é autoritária”. FELDMAN e os vereadores sustentaram durante todo encontro, sob vaias, que o partido não estava unido e deveria desistir da candidatura em nome da aliança com o DEM, pensando na eleição presidencial de 2010. “Não podemos pensar em 2010. O excesso de cálculo político já fez o partido perder duas eleições”, retrucou o deputado JOSÉ ANÍBAL.
Aliado do governador JOSÉ SERRA, FELDMAN é um dos maiores rivais do grupo ligado a ALCKMIN. Ao sair do encontro ele não deu entrevistas, mas afirmou que vai levar a questão até a convenção do partido.    

O Ministério Público denunciará amanhã à Justiça o casal ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ. Pai e madrasta de ISABELLA NARDONI, de 5 anos, eles são acusados pela morte da menina, atirada de uma janela do sexto andar do Edifício LONDON, na VILA ISOLINA MAZZEI, zona norte da capital. “Tenho elementos que autorizam a fazer a denúncia”, disse hoje o promotor FRANCISCO CEMBRANELLI, responsável pelo caso. Se a denúncia for aceita pela Justiça, o casal se tornará, então, réu no processo.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) informou hoje que o jogador RONALDO, envolvido numa confusão com três travestis num motel na BARRA na semana passada, não é embaixador da entidade. Domingo, em entrevista ao “FANTÁSTICO”, o atleta disse não acreditar que o escândalo prejudique seu cargo de embaixador da UNICEF e seus contratos publicitários.
Segundo a entidade da ONU, os embaixadores do fundo no BRASIL são a cantora DANIELA MERCURY, a MÔNICA (personagem de história em quadrinhos de MAURÍCIO DE SOUZA) e o comediante RENATO ARAGÃO, o DIDI. O jogador, na verdade, é embaixador da BOA VONTADE DO PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD) desde 2001.

NIUSA ALVES e ROSE LANDIR, do Conselho Tutelar de Guarulhos estiveram hoje por duas horas na casa dos pais de ANNA CAROLINA JATOBÁ, madrasta de ISABELLA, onde o casal e os irmãos da menina estão hospedados. O objetivo era verificar se os direitos de PIETRO, de 3 anos, e CAUÃ, de um ano, estão sendo cumpridos pelos pais. Na saída do prédio, elas disseram que as crianças estão bem, física e psicologicamente, e o ambiente familiar é tranqüilo. Elas informaram que a família e os meninos serão acompanhados periodicamente. A visita das conselheiras foi feita a pedido do advogado ARIEL DE CASTRO ALVES, secretário geral do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana. Agentes do conselho tentaram visitar a família JATOBÁ na quarta-feira, dia 30 de abril, mas foram atendidos por ALEXANDRE, pelo interfone, que informou que não receberia a equipe. 

Uma explosão na mina de carvão NOVO HORIZONTE, por volta das 3 horas, em LAURO MÜLLER, a 205 km de FLORIANÓPOLIS (SC), matou dois operários, deixou um trabalhador em estado grave e provocou ferimentos leves em outros doze mineradores. Dez horas após o acidente, os corpos do operador de máquinas LORENIR HOFFMANN e do mecânico GENIVALDO DA SILVA, ambos de 34 anos, foram localizados a quase 5 km da entrada da mina da Companhia Catarinense. A causa da tragédia, do Distrito de GUATÁ, ainda permanece desconhecida.

O Instituto Médico-Legal (IML) de MANAUS, no AMAZONAS, recebeu hoje mais dois corpos de vítimas do naufrágio do barco COMANDANTE SALES 2008, o que eleva para 17 o número de mortos do acidente que ocorreu na margem esquerda do RIO SOLIMÕES, no interior do AMAZONAS, na madrugada de domingo, dia 4 de maio. As equipes de resgate ainda procuram vítimas, percorrendo uma distância de 60 km em busca de corpos de pelo menos 20 desaparecidos. O CORONEL ANTÔNIO DIAS, Comandante do Corpo de Bombeiros do AMAZONAS disse que 20 pessoas foram à Prefeitura de MANAUS para reclamar de parentes desaparecidos. O número ainda é incerto. A estimativa de ontem era de que 80 pessoas estariam sumidas. O coronel disse que as buscas deverão continuar “até quando houver esperança de encontrar corpos”. 

O número de mortos no devastador ciclone que atingiu MIANMAR (ex-BIRMÂNIA) no sábado passam de dez mil, afirmou na madrugada local de hoje a TV estatal. “Só em BOGALAY há cerca de dez mil mortos”, assinalou a emissora, captada no exterior pela REUTERS. Horas antes, a TV informara que havia 3.934 mortos no total, sem especificar as cidades, e assinalara que 2.879 pessoas estavam desaparecidas em BOGALAY (100 km ao sul de RANGUM, ex-capital e principal cidade do país).
Esse é o maior número de mortos em um desastre natural na ÁSIA desde o tsunami de dezembro de 2004, que matou 181 mil pessoas e devastou áreas costeiras na INDONÉSIA, TAILÂNDIA e outras partes do sul e sudeste asiáticos.
Cerca de um milhão de pessoas ficaram desabrigadas pois que o ciclone NARGIS passou pelo delta do RIO IRRAWADDY e por RANGUM no sábado, com ventos de 190 km/hora. O cenário em RANGUM era de guerra, com casas e prédios destelhados, carros capotados e postes e árvores arrancados. Não havia eletricidade nem água.

2 009       :     -      TERÇA-FEIRA
Preciso verificar hoje um empréstimo de um mil e quinhentos reais para o PAULO CÉSAR referente a um apartamento adquirido da “RESERVA MAIOR”, edifício FIGUEIRAS. Para tanto, vou mais cedo para a cidade de São Paulo, onde verifico isso junto ao BANESPA.
Os 1º e 2º andares da Sociedade Veteranos de 32-MMDC estão em situação calamitosa. Não dá para imprimir minhas memórias.    
CORONEL MENDES mantém contato telefônico conosco. Ainda não se recuperou totalmente da ‘virose estomacal’. Conta que esteve hoje na 5ª Seção do Estado Maior e recebeu a notícia da confirmação da comemoração do “DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA”. Havia um temor que se tentasse mudar a data, face a “FESTA DO ESPADIM”, que também será comemorado nesse dia. Ele está preocupado com a ‘grade’ da Medalha MMDC para esse dia. Diz que tentará estar conosco amanhã para resolver esse problema. Também diz que não será no dia 8 a inauguração do Busto do CAPITÃO PM MENDES JÚNIOR, defronte o QCG. Isso ficará para 11 de maio quando será feita a cerimônia tradicional no pátio do 1º BPChq “TOBIAS AGUIAR”. Terminada a solenidade nesse quartel, os convidados atravessarão a Avenida Tiradentes e então será inaugurado o busto. Marcamos para o dia 8 a nossa ida até o Comando da 2ª Divisão de Exército para a solenidade de passagem de Comando do General-de-Divisão JOAO CARLOS VILELA MORGERO para o General-de-Divisão CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ.
Telefona-me a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS. Quer ela o coral para abrilhantar a solenidade programada para 23 de maio. Convido-a para assistir a cerimônia de 11 de maio, no pátio do 1º BPChq. Depois, entro em contato com o CAPITÃO PM LUIZ ANTÔNIO e fico sabendo que o coral estará empenhado, no dia 23, num casamento, no mesmo horário do evento do IHGSP. Isso será transmitido mais tarde, por e-mail, para a doutora NELLY. Ela não irá gostar da notícia.
MARINEI irá começar a manter contato com os nossos associados acerca do”DIA DA JUVENTUDE”, através internet. Ainda não recebemos os convites que a 5ª Seção do EM/PM costuma nos mandar.        
Como a Sociedade está toda empoeirada e com muito barulho, deixo-a por volta das 16 horas.

Nem KEIRRISON nem DIEGO SOUZA, tampouco CLEITON XAVIER. Foi graças ao reserva JOSE MARIA ORTIGOZA que o PALMEIRAS construiu uma vantagem tão pequena quão importante nas oitavas-de-final da TAÇA LIBERTADORES. Com um gol do cabeludo paraguaio, apelidado de COALHADA, o VERDÃO derrotou o SPORT por 1 a 0, no PALESTRA ITÁLIA.

Um dos limpadores de janela que ficaram pendurados por mais de dez minutos em um andaime, no BROOKLIN, zona sul da cidade, durante a ventania que atingiu São Paulo ontem, reencontrou a mulher que salvou a vida dele. WANDO JACINTO BARROS, de 19 anos, voltou hoje ao prédio onde tudo ocorreu, e deu um abraço na contadora CARLA PAGANO LISBOA, de 31 anos, agradecendo por ela ter colocado a jaqueta para fora da janela, o que possibilitou que os limpadores fossem puxados para dentro do escritório. O encontro entre WANDO e CARLA foi mostrado hoje pelo Jornal Nacional, na Rede GLOBO.

O menino E.R.A., de 12 anos, foi detido ao tentar furtar o carro de um sargento da Polícia Militar, em DIADEMA, no ABC, ontem à noite. Esta é a 11ª vez que o adolescente, de apenas 1,40 metros de altura, foi levado para uma delegacia no período de um ano e meio. O menino foi entregue à mãe, que ficou de apresentá-lo à Vara da Infância e Juventude. O crime aconteceu na Avenida LICO MAIA, no bairro SERRARIA, por volta das 20:30 horas de ontem. O menor tentou abrir o KADET do SARGENTO PM RUBENS RIBEIRO DIAS, de 44 anos, com uma chave falsa (mixa). Um amigo dele, ÂNDERSON DOS SANTOS GOMES, de 22 anos, estava próximo.

A cantora CLÁUDIA LEITE está passando por sua primeira prova de fogo como mamãe. Seu filho DAVI, de apenas 3 meses, está internado no Hospital COPA D´OR, no RIO DE JANEIRO, com diagnóstico de meningite. Os médicos ainda não informaram qual tipo de meningite o bebê contraiu.

Um dia após cair ao menor valor desde novembro de 2008, o dólar fechou hoje em alta de 1,03%, a R$2,148, graças a uma intervenção do Banco Central no câmbio. Em um único leilão, comprou 3,4 bilhões de dólares, surpreendendo o mercado. O BC disse que a decisão foi tomada em razão do aumento da entrada de dólares – em abril, o comércio exterior foi responsável pelo ingresso de 3,71 bilhões de dólares.

Cerca de 100 índios invadiram hoje, por volta do meio-dia, a sede da coordenadoria regional da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) em São Paulo. Eles pretendem permanecer na entidade até que o coordenador regional RAZE REZEK seja demitido do cargo. Os indígenas atribuem a ele a responsabilidade pela piora nos serviços de atendimento médico e de saneamento que estaria ocorrendo nas aldeias do Estado. Logo após a invasão, os índios determinaram o encerramento do expediente e mantiveram cinco diretores como reféns. Os funcionários só foram libertados às 19:30 horas, quando REZEK chegou à sede da entidade, na Rua BENTO FREITAS, no centro.

O estudante de Engenharia RAFAEL SALGADO VISINI, de 23 anos, foi assassinado ontem com um tiro na cabeça, na Avenida das JUNTAS PROVISÓRIAS, na frente da Favela de HELIÓPOLIS, zona sul da cidade. A vítima estava em seu POLO SEDAN preto, parado no congestionamento, sentido centro, quando foi abordada por dois homens em uma moto. O universitário teria reagido a uma tentativa de assalto e acabou baleado na nuca. Nada foi levado.

O governo da GEÓRGIA disse hoje que centenas de soldados se renderam depois de um breve motim em uma base militar próxima à capital, TBILISI. A intenção seria atrapalhar os exercícios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) previstos para começar amanhã na GEÓRGIA. Inicialmente, as autoridades georgianas acusaram a RÚSSIA de apoiar a rebelião e o Ministério do Interior chegou a informar que o plano era derrubar o presidente MIKHAIL SAAKASHVILI. Depois, o governo voltou atrás nas declarações e os motivos da sublevação ficaram sem explicação oficial. O episódio intensificou ainda mais a tensão na região, que ainda está abalada pela breve guerra entre MOSCOU e TBILISI em agosto.
Por volta das 12 horas locais (5 horas em BRASÍLIA), o ministro da Defesa georgiano, DAVID SIKHARULIDZE, disse que foi impedido de entrar na base militar de MUKHROVANI, a 30 km da capital. O ministro afirmou ainda que os cerca de 500 militares da base, juntamente com um número incerto de civis, anunciaram que se recusariam a obedecer às suas ordens. 

Homens de turbantes negros e barbas invadiram ruas de MINGORA, a capital do VALE DO SWAT, tomando prédios do governo, colocando minas nas ruas e provocando a fuga de milhares de pessoas do distrito, enquanto o Exército se prepara para uma nova investida na região.
Com o fim do acordo de paz entre o TALEBAN – grupo radical islâmico armado – e o governo paquistanês, as autoridades acreditam que meio milhão de pessoas deverão deixar suas casas, ao mesmo tempo em que combates são travados no leste e oeste do vale.

2 010      :        -       QUARTA-FEIRA
Face viagem marcada para CAÇAPAVA, com encontro do GINO e do MENDES na Sociedade Veteranos de 32-MMDC às 7 horas, levanto bem mais cedo nesta manhã e, antes das 6 horas já estou num ônibus que me leve até a estação metrô do TIETÊ. Sem problemas no trânsito, a viagem dura um pouco mais de meia hora.
Aproveito o horário, enquanto não chegam o MENDES e o GINO, para atualizar minhas memórias e começar a preparar o dia 6 para ser lançado no blog mais tarde.
GINO e MENDES chegam e esperamos até 8 horas para a chegada da KOMBI que o CAPITÃO COSTA E SILVA mandou nos buscar. O motorista pegou trânsito pesado na VIA DUTRA e ainda foi buscar o CAPITÃO REANOLFO no CPOR/SP. Apesar do atraso vamos chegar na 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) quinze minutos antes do início da solenidade.
Vamos conhecer o Comandante da 12ª Companhia de Comunicações Leve, o MAJOR ÉDSON LOPES SOUTO e, logo em seguida, outros oficiais e convidados para o evento do DIA DA ARMA DE COMUNICAÇÕES e homenagem ao patrono, o MARECHAL CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON. O bisneto do MARECHAL RONDON, o CORONEL RONDON, ocupa lugar de destaque neste evento. Somos apresentados ao GENERAL-DE-BRIGADA CARLOS CÉSAR ARAÚJO LIMA, Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve, que vai presidir a solenidade.
Está presente o conselheiro suplente do Tribunal de Contas, WALLACE GUIRELLI, criador da Medalha CASTELLO BRANCO, que nessa solenidade será entregue a várias personalidades. Um antigo conhecido da região, que esteve em SÃO PAULO há anos, quando entregou uma velha bandeira de 32 ao Museu “MARIA SOLDADO” também está nesta festa – trata-se do WANDERLEY GERMANO E SILVA, tabelião da cidade. Essa bandeira que ele entregou ao MMDC em 5 de julho de 2002 tremulou na divisa de SÃO PAULO (CRUZEIRO) e MINAS GERAIS (PASSA QUATRO) em 1932. WANDERLEY assistiu, naquele dia, a palestra de SOLON BORGES DOS REIS na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP (AORRPM). Um vereador antiguíssimo de CAÇAPAVA (está exercendo a vereança há seis mandados), muito conhecido do povo local, ocupa lugar de destaque no palanque.
Após a solenidade vamos para um coquetel. Conversamos com varias pessoas. Uma delas é o MAJOR ZANETTI. Ele abordou o Movimento Constitucionalista de 1932 em uma tese de doutorado e conversa conosco sobre isso. Também está conosco o CAPITÃO PÉRICLES, do CPOR?SP.
Somente depois do meio-dia é que nos despedimos das pessoas que participaram do DIA DAS COMUNICAÇÕES em CAÇAPAVA.
Nosso presidente agüenta bem a viagem de retorno. Muda a temperatura e mais tarde irá chover. Ficamos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Em seguida o MENDES leva o GINO para sua residência.
Essa viagem me prejudica o estado de saúde. Estava saindo de uma gripe e pioro bastante com a mudança do clima. Nesta tarde pensamos nos eventos que teremos em maio, principalmente nos dias 23 e 25. Mas tudo está caminhando bem, muito embora a burocracia prejudique muito as conversações com pessoas que precisam nos ajudar.

O CORINTHIANS parece não dar sorte na LIBERTADORES. Em algumas ocasiões, mostrou nervosismo e foi eliminado. Em outras, não teve time competente para conquistar o título. Hoje, no entanto, jogou bem, fez o que a cartilha manda, derrotou o FLAMENGO, mas acabou eliminado. A vitória por    2 a 1, no PACAEMBU lotado, não foi suficiente para levar a equipe às quartas de final, por causa do tropeço no MARACANÃ (1 a 0), na semana passada. Prevaleceu o gol marcado por VAGNER LOVE, ex-ídolo palmeirense, aos 4 minutos do segundo tempo. O sonho no ano do centenário acabou.
RONALDO jogou bem, marcou um gol, mas não conseguiu evitar a queda precoce dos corintianos. “Merecíamos sorte melhor pelo que jogamos”, lamentou o FENÔMENO, que fez a melhor partida da temporada. O outro gol foi marcado por DAVID, contra.

De um lado o campeão mineiro, sob o comando de VANDERLEI LUXEMBURGO, técnico cinco vezes campeão brasileiro e com 11 títulos estaduais (oito paulistas, dois mineiros e um capixaba). Do outro, os MENINOS DA VILA, atuais campeões paulistas, que já haviam feito 100 gols na temporada e têm, entre eles, ROBINHO, com passagem por REAL MADRID e MANCHESTER CITY, e presença garantida na seleção que vai à COPA DO MUNDO. Deu SANTOS: 3 a 1, e classificação para a semifinal da COPA DO BRASIL.

PALMEIRAS cai em GOIÂNIA e vê a crise reaparecer. MARCOS falha na derrota para o ATLÉTICO-GO por 1 a 0, depois se redime e pega três pênaltis, mas não evita a eliminação. MARCOS por pouco não saiu como herói, hoje, em GOIÂNIA, mas o PALMEIRAS foi eliminado da COPA DO BRASIL. Após vitória por 1 a 0 do ATLÉTICO-GO no tempo normal – o goleiro falhou no gol adversário – a decisão foi para os pênaltis e ele defendeu três cobranças. Mas apenas EWERTON marcou, e o time paulista perdeu por 2 a 1, dando adeus à competição. O ATLÉTICO-GO enfrentará o VITÓRIA na semifinal.

Acabou o sonho do VASCO de conquistar um título no primeiro semestre de 2010. O time, que já havia fracassado no campeonato Carioca, voltou a frustrar sua torcida. Foi eliminado hoje da Copa do Brasil, apesar de derrotar o VITÓRIA-BA por 3 a 1, em SÃO JANUÁRIO. Como sofrera gol em casa, a equipe carioca precisava vencer por 4 a 1 para avançar às semifinais, já que havia perdido no BARRADÃO por 2 a 0.      

Condenado a 167 anos, “justiceiro” de São Paulo ganha indulto. Acusado de várias mortes nos anos 1980, RIVINHA saiu da prisão: promotor pede revisão da sentença. RIVADAVIA SERAFIM DA SILVA, o RIVINHA, foi solto em 9 de abril, com base em um decreto de 2008 que prevê o benefício a presos que tenham cumprido 20 anos ininterruptos de pena.
O promotor da Vara de Execuções Criminais de TAUBATÉ, PAULO ROGÉRIO BASTOS COSTA, disse hoje que pretende recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado para reverter a decisão.

Uma jovem de 26 anos foi assassinada com um tiro na cabeça durante uma tentativa de roubo na VILA NAIR, região do IPIRANGA, ontem à noite. DÉBORA ADAMI tinha parado seu carro, um FOX preto, na frente da casa de uma amiga. Dois homens que ocupavam uma moto se aproximaram do veículo. Um dos criminosos atirou contra DÉBORA porque ela teria tentado fugir. O carro desceu desgovernado por uma ladeira e bateu num muro. Os assassinos fugiram sem levar nada da vítima. O delegado SANDRO EDUARDO VINCI LIMA JONASSON, do 95° Distrito Policial (HELIÓPOLIS), disse que o caso é investigado, a princípio, como uma tentativa de roubo seguida de homicídio.

O Planalto considerou insuficientes as explicações do secretário nacional da Justiça, ROMEU TUMA JÚNIOR, sobre suas relações com um dos chefes da máfia chinesa no BRASIL, PAULO LI. A ligação entre ambos foi registrada por escutas telefônicas em investigação da Polícia Federal sobre contrabando, revelada hoje pelo jornal “O ESTADO”. Para o governo, a situação dele pode ficar insustentável. Novos diálogos obtidos pela PF revelam articulação de TUMA JUNIOR para aprovar o genro em concurso para escrivão da Polícia Civil de São Paulo.

As principais autoridades européias e o Fundo Monetário Internacional admitiram hoje que a crise grega não diz respeito somente ao equilíbrio fiscal do país, mas sim à própria estabilidade da EUROPA. Na GRÉCIA, cujo  Parlamento deve votar amanhã o maior programa de austeridade de sua história, houve violentos protestos contra o acordo para obter o socorro da União Européia e do FMI. Três pessoas morreram em ATENAS, no ataque a uma agência bancária, e mais de 40 ficaram feridas nos confrontos. A constatação de todos, porém, é que o pacote para salvar a GRÉCIA não foi suficiente para conter as incertezas sobre a capacidade de vários países da UE de lidar com a dívida pública. Para tentar frear a situação, o bloco europeu anunciou reforma interna e prometeu novas leis contra ataques especulativos. BRUXELAS lançou duros ataques contra o mercado e chegou a acusá-lo de ameaçar as “instituições democráticas da EUROPA” com ações sobre a dívida soberana de países.

O popular cantor de boleros peruano LUCHO BARRIOS morreu hoje, aos 75 anos, em LIMA, em decorrência de falha múltipla de órgãos. Ele estava internado desde segunda-feira no Hospital DOIS DE MAIO por causa de problemas pulmonares, renais, complicados com um infarto. Nascido em 22 de abril de 1935 no porto de EL CALLAO, BARRIOS ultrapassou a fronteira do PERU com uma carreira feita pelo lançamento de 150 álbuns e mais de mil canções gravadas. Entre seus sucessos estão as músicas MI NIÑA BONITA e ME ENGAÑAS MUJER e JOYA DEL PACÍFICO. Uma multidão de fãs fez emocionada homenagem a ele em frente do hospital.

O governo BARACK OBAMA determinou hoje a adoção de regra mais rígida para impedir o embarque de passageiros com restrições, depois do suspeito pelo frustrado atentado de sábado, na TIMES SQUARE, em NOVA YORK, ter conseguido entrar num avião que o levaria para DUBAI.

2 011       :        -       QUINTA-FEIRA
O ESTADO DE SÃO PAULO
OBAMA DECIDE NÃO DIVULGAR FOTOS DO CORPO DE BIN LADEN. “Não exibimos troféus”, diz o presidente, eu invocou “segurança nacional” para arquivar as imagens.
Por ordem do presidente dos EUA, BARACK OBAMA, as imagens do corpo de OSAMA BIN LADEN não serão divulgadas. A medida foi tomada com base nos argumentos dos secretários da Defesa, ROBERT GATES, e do Estado, HILLARY CLINTON, de que as imagens “medonhas” poderiam inflamar extremistas e causar riscos à segurança nacional e aos cidadãos americanos no exterior. O terrorista mais procurado pelos EUA nos últimos anos foi baleado no rosto e no peito por militares das forças especiais da Marinha americana durante uma operação no último domingo em ABBOTTABAD, no PAQUISTÃO. “Nós não mostramos troféus”, disse OBAMA em entrevista à TV CBS. O porta-voz da CASA BRANCA, JAY CARNEY, disse que apenas os relatos escritos sobre o funeral de BIN LADEN poderão ser divulgados oportunamente. A descrição mostrará que “os EUA tiveram mais respeito com o corpo de BIN LADEN do que ele teve com as vítimas” dos ataques de 11 de Setembro. Conforme insistiu, a missão militar ocorreu “completamente dentro das leis de guerra” e foi qualificada como uma “operação de autodefesa”.     

MARIZETE, quando bebê, por problemas familiares, ficou durante algum tempo sob os cuidados de dona LOURDES e senhor JOEL, que a queriam como se fosse filha. Passados mais de cinqüenta anos, minha filha manda-me um e-mail comunicando o falecimento do senhor JOEL. Leio essa mensagem nesta manhã e respondo para MARIZETE:
Boa noite pai.
Lembra do Sr. Joel marido da dona Lourdes que cuidaram de mim quando pequena, ele faleceu na segunda-feira dia 02/05/11, as 07:00h. da manhã, pois já estava com 93 anos. Eu e o Adalvo fomos no velório a noite, e o Adalvo foi no enterro na terça feira as 08:00h. Conversei com a Karina esposa do Sebastian sobre o irmão dela que o sr. me falou que não tem visto mais, ela me disse que ele está servindo o exército, e que o nome dele é Antonio. Também fiquei sabendo que o Sr. João e a esposa Olguinha estão vivos e estão bem, mas só saem de carro. E a Lucinda está melhor? Um abraço meu do Adalvo e do Felipe. Tchau..




MARIZETE
Obrigado pelas notícias. Vou colocá-las em minhas memórias. São pessoas que fizeram parte de nossa vida. Merecem o registro.
No jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO li, ontem, o falecimento do JOSÉ MASSA, antigo prefeito de POÁ. Foi vítima do câncer aos 68 anos.
Também ontem fiz uma ligação telefônica para a CIDA e o RENATO VENTURA e os cumprimentei pelos 26 anos de casados. Me deram a notícia de que o JOÃO VITOR, neto, estava gripado.
Minhas recomendações ao ADALVO e ao FELIPE.
A propósito, acabo de revisar o dia 6 de maio para colocá-lo no blog e vejo que fazem 33 anos que você conheceu o ADALVO (1978).

Hoje é o segundo dia de trabalho de dona RUTH em casa. LUCINDA está gostando do seu trabalho. Uma mulher evangélica, de pouca conversa, desquitada, que vive com seus pais, trabalha bem nesses dois primeiros dias de serviço.
Chego antes das 13 horas na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Teremos algumas entregas de medalhas nos próximos dias: na quinta-feira, dia 12, em CAÇAPAVA, no batalhão do CAPITÃO COSTA E SILVA, onde já estivemos em outras oportunidades; na sexta-feira, em SÃO MIGUEL PAULISTA, por força do TENENTE NATANAEL e outros oficiais que querem formar um núcleo da Sociedade no CPA/M-4. Depois teremos o dia 23, no Monumento Mausoléu e dia 27 na Escola Superior de Soldados, em PIRITUBA. MARINEI tem muito trabalho para cuidar de tudo isso. Alguns desencontros de currículos, nomes errados, são problemas que originam a feitura de diplomas que depois precisam ser refeitos. Ai quem sofre é o CAPITÃO PM ANÍSIO, encarregado de confeccionar os diplomas.
Há dias estou seriamente pensando na pessoa que irá substituir o Professor Médico JORGE MICHALANY no Comando do Exército Constitucionalista. Um dos nomes e o do ALFREDO PIRES FILHO, que conheci no ano passado e que se associou ao MMDC. O CORONEL PM MENDES falava num senhor que nasceu em 1932 e que o pai colocou o nome de IZIDORO DIAS LOPES, em homenagem ao general da Revolução de 1924 e depois também em 1932. Acontece que hoje vem conversar conosco o próprio Senhor PIRES.
Faço uma ligação para o MENDES e ele descarta o nome do IZIDORO DIAS LOPES, que não é nosso associado. Assim é que lanço o Senhor PIRES como o novo Comandante do Exército Constitucionalista, a partir de 9 de julho de 2011. Ele aceita assumir esse cargo.

Alfredo Pires Filho: um garoto na Revolução Constitucionalista. Em 1932, aos 12 anos, o paulista testemunhou - e até teve um pequeno papel - na Revolução Constitucionalista

por Danila Moura
O sorriso fácil desse senhor de 88 anos esconde um verdadeiro arquivo vivo sobre a história do estado e da cidade de São Paulo. Alfredo Pires Filho, nascido em Sorocaba, interior paulista, participou ativamente da Revolução Constitucionalista de 1932. Alguém pode pensar: se ele tem hoje 88 anos, no ano da Revolução era ainda um menino de 12 anos. Como um garoto pode ter participado do conflito armado? Alfredo não chegou a pegar em armas nem se expôs aos tiroteios. Seu papel foi atuar em serviços de entrega de mensagens aos soldados paulistas, assim como fizeram vários escoteiros jovens da época. Alfredo ajudou como pôde, seguindo o exemplo da população paulista, que, unida, enfrentou as forças notadamente superiores do Exército federal.
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o maior confronto militar no Brasil no século 20. A revolta explodiu em julho daquele ano, quando os paulistas se rebelaram contra o presidente Getúlio Vargas, que havia abolido o Congresso Nacional e governava o País com amplos poderes. Ele havia também destituído todos os governadores dos estados e nomeado interventores. A população paulista aderiu em peso à rebelião, mas as tropas federais eram bem mais numerosas e bem equipadas. Após três meses de conflito, durante o qual cidades paulistas foram bombardeadas, a rebelião foi sufocada. Apesar da derrota, a luta dos paulistas não foi em vão. Dois anos depois, em 1934, uma assembléia eleita pelo povo promulgou a nova Constituição do País.
Anos depois, já adulto, Alfredo iria se tornar piloto de avião e instrutor de vôo no Aeroclube de São Paulo. Ele ajudou a preparar pilotos brasileiros que iriam combater os alemães na Segunda Guerra Mundial. Em sua biografia, há outro fato curioso: no final da década de 1930, ele atravessou o rio Tietê a nado, num trajeto de 5,7 mil metros – algo inimaginável nos dias de hoje por causa da poluição do rio no perímetro urbano.
Quais suas primeiras memórias referentes à Revolução de 1932?
Inicialmente, recordo-me do dia 23 de maio. Foi quando assassinaram os quatro estudantes que originaram posteriormente a sigla MMDC [Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, sigla que depois designou o movimento de resistência paulista], durante os protestos contra as intervenções de Getúlio Vargas na cidade. Eu estava nas dependências da Rádio Record e houve tiroteio na porta da emissora. Só não me lembro se houve alguma paralisação nas transmissões. Estava bem perto de onde ocorreram vários protestos, no centro de São Paulo. Antes dessa data, lembro-me do tenente Gregório e suas invasões a redações de jornais e outros estabelecimentos da cidade. Até meu pai teve seu escritório de advocacia invadido e destruído, pois havia contratado o filho de Ataliba Leonel [ex-senador pelo estado de São Paulo e que era radicalmente contra o governo Vargas] para a função de estagiário. As invasões eram iguais às da ditadura militar, violentas. Entravam chutando a porta, mesmo.
E de que forma um menino de 12 anos participou da Revolução?
Alistei-me como escoteiro da Tribo Piratininga. Servia de estafeta, fazia entregas de mensagens ou de mantimentos entre as bases de soldados na cidade. Certa vez busquei caixotes com capacetes em uma fábrica para entregar no quartel. Lá, ganhei um capacete de presente. Coloquei-o na cabeça e cheguei em casa. Minha mãe e a cozinheira levaram um tremendo susto, ao me verem no portão de poncho e capacete aos 12 anos de idade. Mas não levei nenhum castigo e meu pai, muito amigo e compreensivo, apoiou-me totalmente.
Esse período é muito lembrado pela união da população paulista por uma causa em comum. Quais manifestações populares o senhor testemunhou?
Foi um momento muito bonito, todos tentaram ajudar de alguma forma, inclusive crianças e idosos. As escolas viraram alojamentos para soldados. As mulheres doaram jóias, durante uma campanha chamada “Ouro para São Paulo”, que visava arrecadar recursos financeiros de apoio à resistência paulista. Meus pais entregaram até as alianças. Minha mãe, com muito orgulho, exibia uma aliança de ferro usada para substituir a original. Mas não sei, era muito ouro. Não duvido que alguém tenha levado algo por fora (risos). Quando a cidade foi invadida pelas forças de Vargas, foi uma tristeza geral. Acabaram com a alegria do paulista.
Há algum outro episódio marcante?
Ah, lembro-me de quando soldados do governo invadiram minha escola, o Colégio São Bento, pois souberam que lá havia armas guardadas e poderia abrigar uma base de resistência. Na verdade, eram fuzis velhos usados nas aulas de tiro de guerra. Eram usados para exercícios com os meninos, nem balas tinham. A suspeita não tinha o menor fundamento. Presenciei também os aviões federais bombardearem o aeroporto do Campo de Marte. Os hangares tinham teto de zinco e chão de tijolos, que se estilhaçaram, parecia uma chuva de pedras. Recordo-me de as tropas gaúchas amarrarem seus cavalos no Parque Fernando Costa, ao invadirem a cidade.
E anos depois o senhor se alistou.
Eu tinha por volta de 17, 18 anos. Ajudava meu primo na função de classificador de algodão em uma espécie de órgão de agricultura do governo de São Paulo. O secretário de Agricultura do estado visitou nosso local de trabalho e perguntou se eu tinha me alistado no Exército. Soube das vantagens em me alistar e o valor do soldo, bem alto para a época. Dava até para comprar sapato de cromo alemão (risos). Mas me interessei também pela aventura. Saí correndo e pedi autorização para meu pai no mesmo dia. Fato inusitado na época, quando muitos fugiam para o mato quando eram chamados para servir (risos).
Conte sua experiência como reservista do Exército no final da década de 1930.
Fui designado para a Companhia do Batalhão de Fronteira, formada em Cáceres (MT), que seguiria para Casalvasco, fronteira com a Bolívia. Para sairmos de São Paulo até a fronteira da Bolívia foram muitas paradas. Fiquei aquartelado na região do Parque Dom Pedro, na capital, até pegarmos um trem com destino a Bauru, depois outro trem para Campo Grande. Lá ficamos na sede da 9ª Região Militar. Pregavam peças aos novatos e, como tal, tive de limpar o chão, arrancando o mato com as mãos durante horas. Depois, fomos para Porto Esperança e Corumbá, onde embarcamos no navio Etrúria, finalmente rumo a Cáceres.
O treinamento militar consistia em abrir estradas, limpar terrenos e construir campos de aviação. Cuidávamos da cadeia local, curiosamente aberta à noite. Fiquei lá por volta de oito meses, no ano de 1939. Recordo-me das festas na cidade, os soldados eram muito queridos pela população. Participei de provas de natação feitas pelos soldados. Fazia muito calor em Cáceres, voltei com cor de chocolate (risos).
O senhor participou também de provas de natação no rio Tietê, no trecho da cidade de São Paulo. Como foi isso?
Acredite, o rio Tietê aqui em São Paulo já foi muito bonito. Dava até para ver os peixinhos batendo em seus pés, tamanha a limpeza da água. Fiz a travessia de São Paulo a nado por três anos seguidos, em 1936, 1937 e 1938. Eram cerca de 5,7 mil metros. Eu representava o Clube dos Estudantes de São Paulo. Minha vitória maior era conseguir executar todo o trajeto.
E como o senhor foi parar na aviação?
Eu tinha por volta de 21 anos e queria muito me tornar piloto. Porém, o curso era caríssimo. E minha família também ficava muito preocupada em ter um filho arriscando-se nos ares. Eu dizia a minha mãe que estava jogando futebol ou nadando e almoçava na casa de minha tia. Depois pegava o bonde e ia ao Aeroclube de São Paulo, onde eu lavava e encerava aviões. Dessa forma, eu acumulava horas de vôo. O pagamento das lavagens era em talões de vôo necessários para eu tirar o brevê de aviador. Fiz posteriormente o curso de instrutor de vôo na quarta turma de monitores do Aeroclube de São Paulo.
É verdade que o senhor ministrou um curso preparatório para pilotos que foram à Segunda Guerra Mundial?
Sim, no Curso Universitário Pré-Solo de Vôo. Dávamos as noções iniciais de aviação aos pilotos, que depois eram encaminhados para o Texas e a Califórnia, nos Estados Unidos, onde teriam um treinamento mais bélico, específico para guerra. Todavia, considero o curso inicial aqui no Brasil o mais importante, pois fornecia a base. Afinal, de que adiantaria aprender a mexer em artilharia se não tivessem uma base boa de aviação?
E os pilotos que iriam para a frente de batalha estavam com medo? Ansiosos? Recorda de ter perdido algum de seus alunos na guerra?
Não, todos estavam muito felizes e sem medo. Eu me lembro de ter perdido somente um deles, que era meu amigo, na Itália. Mas não morreu em batalha, e sim atropelado por um veículo.
Tem alguma história curiosa sobre seu tempo como instrutor de vôo?
A mais divertida era sobre dois irmãos, muito insistentes, que teimavam em fazer o curso para pilotos. Mas todas as vezes que eles faziam a aproximação para o pouso... era batata! Os dois vomitavam na hora (risos). Não teve jeito, desistiram.
Qual a sua esquadrilha preferida?
Cheguei a ver de pertinho os Ratos Verdes, em 1935, esquadrilha italiana comandada por Ítalo Balbo [aviador e político italiano, morto em 1940 depois que seu avião foi abatido na Líbia – segundo alguns, a mando do ditador Benito Mussolini, que o considerava uma ameaça]. Fizeram um vôo na região do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Mostraram-se muito ágeis e talentosos. Porém, a nossa Esquadrilha da Fumaça é impecável. Pelo conjunto harmonioso, é a minha predileta. Não deve nada às melhores esquadrilhas estrangeiras.
Estou conversando com ALFREDO PIRES FILHO quando chega uma pessoa que quer fazer pesquisa em torno de um nome de um veterano. Acontece que depois se verifica que ele era militar na época da revolução. A viúva não tem direito à Pensão Especial, pois a lei diz que o direito a essa vantagem é somente para os voluntários que participaram da Revolução de 1932.

O PALMEIRAS provou nesta noite o poder do invencível CORITIBA. A qualidade do adversário já era conhecida, mas ninguém esperava uma derrota tão humilhante como a que ocorreu no Estádio COUTO PEREIRA. Com o revés de 6 a 0, o time de LUIZ FELIPE SCOLARI terá de vencer o rival por pelo menos sete gols de diferença para avançar às semifinais da COPA DO BRASIL. O impossível desafio está marcado para quarta-feira, no PACAEMBU. Pela primeira vez desde 6 de fevereiro, o PALMEIRAS entrou em campo com MARCOS. Recuperado de uma lesão, o goleiro havia ficado na reserva de DEOLA nas duas última partidas do Campeonato Paulista e voltou a atuar na fria CURITIBA. Levar seis gols, entretanto, não estava nos seus planos. “Foi um time sem prazer, é uma vergonha para o time e para a torcida”, disse MARCOS.

O brasileiro THOMAZ BELLUCCI foi responsável pela maior surpresa do ATP MASTERS DE MADRI hoje ao derrotar o atual número 4 do mundo, o britânico ANDY MURRAY. Amanhã disputa as quartas de final contra o checo TOMAS BERDYCH, número 7 da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).  

O mercado global ensaia correção de rota após divulgação, nas últimas semanas, de vários indicadores que mostram que a economia dos países desenvolvidos ainda não ostenta o vigor que muitos imaginavam. Hoje, essa percepção se refletiu em forte queda dos preços dos commodities. O petróleo perdeu quase 9% no mercado nova-iorquino, maior queda diária desde abril de 2009. Café, milho, algodão, trigo e soja também declinaram. No BRASIL, esse movimento fez o dólar subir quase 1º ante o real, para R$1,626. A moeda americana acumula valorização de 3,3% em maio ante a brasileira. O IBOVESPA perdeu 0,33% hoje. Especialistas apresentaram várias explicações para a queda das commodities, inclusive os modestos dados sobre o desemprego nos EUA e a valorização do dólar – o que tende a tornar as commodities denominadas em dólar mais baratas para quem tem essa moeda e mais caras para os detentores de outras.

Com o aval do governo e da oposição, a Câmara aprovou hoje a realização de plebiscito no PARÁ para a criação de dois novos Estados: CARAJÁS e TAPAJÓS. Se a população paraense concordar, as duas novas unidades serão desmembradas do PARÁ. A realização do plebiscito sobre a criação de CARAJÁS será promulgada nos próximos dias. Já a consulta sobre TAPAJÓS depende de aprovação no Senado. Só o PSOL votou contra as propostas.

Depois de três dias recolhida no ALVORADA para se recuperar da pneumonia, a presidente DILMA ROUSSEFF teve hoje agenda pública. Apesar de mais magra, tossindo e rouca, ela disse que “todos os exames estão ótimos”. “Agora só tenho que agüentar os antibióticos. Tenho que tomar de forma sistemática.”

A Justiça condenou os 11 vereadores de JANDIRA à perda da função e suspensão dos direitos políticos por 8 anos por “má utilização e emprego injustificado” das cotas de combustível destinado aos veículos oficiais da Câmara Municipal. A sentença acolhe ação civil dos promotores LUIZ AMBRA NETO e JOSÉ AUGUSTO DE BARROS FARO. Eles apuraram que, entre junho de 2007 a dezembro de 2008, todos os vereadores “efetuaram gastos exorbitantes e sem prestação de contas”. Os vereadores podem recorrer. Segundo a ação, ato da Mesa da Câmara previa que cada vereador tinha cota semanal de 80 litros de combustível, mas todos usaram 320 litros por mês.  
Não havia lugar onde o médico RUBENS DE GUIMARÃES SANTOS se sentisse melhor do que em um centro cirúrgico. Formado pela Escola Paulista de Medicina, em 1952, ele dedicou a vida à carreira e participou de experiências inéditas em sua área. Entre elas, da primeira cirurgia da América Latina a utilizar um coração-pulmão artificial, em 1956, como assistente do médico HUGO FELIPOZZI. Com sua experiência, tornou-se livre docente de cirurgia cardíaca da Santa Casa. Depois de aposentado, a saudade da profissão se revelava em sonhos com cirurgias. RUBENS morreu hoje, aos 86 anos, de linfoma pulmonar.
Relatos de autoridades do governo americano sugerem que a operação que levou à morte de Osama bin Laden foi "caótica e sangrenta", mas que o combate foi desequilibrado: mais de 20 integrantes da equipe Seal mataram rapidamente os poucos homens que protegiam o líder da Al-Qaeda. As autoridades, que não quiseram ser identificadas, disseram que as forças americanas só enfrentaram disparos no início da operação. O mensageiro de confiança de Bin Laden, Abu Ahmed Al-Kuwait, abriu fogo de trás da porta do prédio de visitas adjacente ao que o líder terrorista usava como esconderijo. Depois que os membros da equipe balearam e mataram Al-Kuwait e uma mulher, ninguém mais disparou contra os americanos. Esta versão é diferente da oficial divulgada pelo Pentágono na terça-feira e lida pelo porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, segundo a qual os membros da equipe Seal "estiveram envolvidos em um tiroteio durante a operação". Em uma entrevista à emissora PBS na terça-feira, o diretor da CIA (agência de inteligência americana), Leon E. Panetta, disse: "Houve alguns tiros enquanto a equipe abria caminho pela escadaria do casarão".
Cinco dias após a morte de OSAMA BIN LADEN, o presidente BARACK OBAMA disse a bombeiros de MANHATTAN que os EUA nunca se esquecerão de seus inimigos até que “Justiça seja feita”. Ao mesmo tempo, começaram a ser divulgadas informações que teriam sido extraídas de computadores apreendidos no complexo de ABBOTTABAD. A AL-QAEDA, revelariam os documentos, planejava atacar trens nos EUA no 10º aniversário do 11 de Setembro”. OBAMA participou de uma série de cerimônias em NOVA YORK em memória ao 11 de Setembro, incluindo um ato simbólico ao lado de sobreviventes e parentes das vítimas no MARCO ZERO, onde estavam as TORRES GÊMEAS.
“O que aconteceu no domingo, graças à coragem dos nossos militares e ao grande trabalho da nossa inteligência, enviou a mensagem ao redor do mundo de que nós (americanos), quando dizemos que nunca esqueceremos, realmente queremos dizer isso”, disse OBAMA no posto do corpo de bombeiros. Essa foi a primeira visita de OBAMA ao MARCO ZERO desde que ele se elegeu presidente.

França recupera primeiro corpo da tragédia do voo Rio-Paris - (AFP)
PARIS — O primeiro corpo de uma vítima do acidente do Airbus da Air France que voava entre Rio de Janeiro e Paris e caiu no Oceano Atlântico em 2009 com 228 pessoas a bordo foi recuperado nesta quinta-feira, anunciou a Direção de Polícia Francesa (DGGN). Em um comunicado, a DGGN afirma que "depois de uma tentativa infrutífera, o corpo de uma vítima do voo pôde ser levado a bordo do navio 'Ile de Sein'" nesta quinta-feira. "O corpo, que permaneceu submerso durante dois anos a uma profundidade de aproximadamente 3.900 metros, ainda atado a um assento da aeronave, parecia deteriorado", completa o comunicado. "Os investigadores da polícia retiraram uma mostra no local que será enviada na próxima semana, junto com as caixas pretas, a um laboratório de análises para determinar a possibilidade de uma identificação das vítimas por DNA", completa a DGGN. Os corpos de alguns passageiros foram encontrados flutuando no oceano pouco depois do acidente, mas a maioria das vítimas nunca foi localizada. Uma equipe francesa está na área próxima ao último local de contato da aeronave com os radares. Com o auxílio de minissubmarinos, conseguiu recuperar as caixas pretas do voo, que podem revelar o que provocou a tragédia.
A atriz SOFIA LOREN foi homenageada hoje pela Academia de HOLLYWOOD em uma cerimônia de gala que relembrou sua trajetória profissional. Ela foi acompanhada de familiares e amigos, como o diretor ROB MARSHALL. A atriz, ganhadora do OSCAR por DUAS MULHERES (1961), está com 76 anos e recebeu o tributo em LOS ANGELES. O último trabalho realizado por SOFIA LOREN foi sua atuação no musical NINE, em 2009, ao lado de PENÉLOPE CRUZ, MARION COTILLARD, NICOLE KIDMAN, JUDI DENCH e DANIEL DAY-LEWIS. Durante a homenagem, foram exibidos diversos vídeos relacionados à filmografia da atriz, que iniciou a carreira na CINECITTÁ, em ROMA.
O produtor, escritor e diretor ARTHUR LAURENTS, autor do libreto original de WEST SIDE STORY, peça que deu origem ao filme AMOR, SUBLIME AMOR, morreu nesta quinta-feira, aos 93 anos. A informação foi dada por WILLIAM MORRIS, agente de LAURENTS, dizendo que o artista morreu por complicações de uma pneumonia, em sua casa, em MANHATTAN. LAURENTS, reconhecido por ser também o autor do libreto GIPSY, foi responsável por alguns dos espetáculos mais celebrados na época de ouro da BROADWAY. Como roteirista, um de seus filmes mais conhecidos é NOSSO AMOR DE ONTEM, protagonizado por BARBRA STREISAND e ROBERT REDFORD.
BRITON CLAUDE CHOULES, o último veterano combatente da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) morreu aos 110 anos, na AUSTRÁLIA. Desapareceu o último elo com o conflito mundial que mobilizou 70 milhões de pessoas e deixou 37 milhões de mortos ou feridos. Cego e quase totalmente surdo, CHOULES morreu enquanto dormia, em seu apart-hotel, em PARIS. “Em vida, ele acompanhou duas guerras mundiais e uma sociedade movida por cavalos até o homem chegar à Lua”, disse o porta-voz das Forças Armadas Australianas GARY BOOTH. CHOULES nasceu em WORCESTERSHIRE, na INGLATERRA. Em 1915, mentiu a idade para se alistar, aos 14 anos. Queria acompanhar dois irmãos mais velhos, que serviram na campanha de GALLIPOLI, quando soldados britânicos e outros aliados – muitos da AUSTRÁLIA – tentaram tomar o ESTREITO DE DARDANELOS das tropas turcas do Império Otomano. O veterano serviu à Marinha Real Britânica a bordo do HMS IMPREGNABLE, em 1916. Na época, já com 15 anos, presenciou a rendição da Marinha Imperial Germânica. Também esteve presente quando foi afundada a frota alemã na ESCÓCIA. Depois da guerra, mudou-se para AUSTRÁLIA e serviu na Marinha Real Australiana em 1926. Atuou como oficial de torpedos em FREMANTLE, oeste da AUSTRÁLIA, na Segunda Guerra Mundial. Nela, foi encarregado de preparar explosivos durante a invasão japonesa. Casado por 80 anos com ETHEL, uma escocesa que viveu até os 98 anos, o combatente teve duas filhas e um filho, 13 netos, 26 bisnetos e dois trinetos. Quando começou a ganhar atenção como um dos últimos veteranos da 1ª Guerra, escreveu uma autobiografia chamada “O ÚLTIMO DOS ÚLTIMOS”, lançada em 2009. Outra sobrevivente é a britânica FLORENCE GREEN, que serviu à RAF, FORÇA AÉREA REAL, como não combatente. Trabalhou como garçonete e hoje tem 110 anos.    
2 012    :   -      SÁBADO
MAIO será um mês de intensa atividade na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Já a semana que está se encerrando apresentou alguns dias que exigiram uma cota maior de trabalho. Ontem foi o dia da saudade, onde relembramos o prédio antigo do BATALHÃO DE GUARDAS, onde comecei minha vida como ASPIRANTE A OFICIAL e voltei a comandar o então 2º BPChq, instalado no mesmo prédio, em 26 de novembro de 1986. Os anos transcorreram com uma rapidez incrível. Muitos fatos aconteceram, mas lá no fundo da sub-consciência e do coração estão as imagens de um passado que guardo com muito carinho. Atualmente, a vida me reserva a última trincheira da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com apenas 43 veteranos vivos, que combateram na revolução constitucionalista. Surgem outros velhinhos, com seus 90 e tantos anos, mas esses apenas eram crianças naquela época. O próprio comandante do Exército Constitucionalista tinha 12 anos em 1932. Acontece que não há mais veterano para cuidar da parte de divulgação do movimento. Agora, a Academia Militar do Barro Branco está querendo para 24 de maio a presença de um deles. Estou apelando para a família do PAULO BARROS DE CAMARGO, de CAMPINAS, talvez o único que possa ainda se locomover, com a ajuda de parentes, até a APMBB. Coube a mim, como presidente de uma época de transição, dar ao MMDC o arejamento necessário para a sua sobrevivência. E isto estamos fazendo com todas as forças que ainda temos. Pena é que nossos diretores não se dedicam muito para a projeção da Sociedade: pensam em interesses próprios e querem os holofotes nas solenidades. É de doer ver uma situação dessa. Nesta semana que passou a MARINEI trouxe ao nosso conhecimento que 40% de nossos associados estão em atraso com seus pagamentos.

Prezadissimos CEL VENTURA e TEN EVANDRO
Saudações de vosso amigo e companheiro de lutas BIAJONE. Escrevo com altíssima URGÊNCIA porque em função da reeleição do prefeito de BURI, não haverá como fazermos o evento do dia 10 de julho no dia 10 de julho. Deputados, governador, presidenta da republica não poderão estar nessa data em função da candidatura do prefeito, ASSIM SENDO, comunico-vos que o prefeito solicitou o dia 9 (NOVE) de JUNHO DE 2012, exato 1 mes antes do 9 de julho, para o ser o dia da salva de tiros, entregas das possíveis medalhas COLAR DA VITÓRIA e todos os demais expedientes. Assim sendo, necessito confirmação URGENTE de que da parte do CEL VENTURA e convidados, poderemos realizar o evento no dia 9 de Junho (SABADO) em BURi e da parte do TEN EVANDRO de que via CPI 2 os AL OF PMs + mosquefals + azulão + Cmt APMBB + Cmt EO estejam presentes no dia 9 de JUNHO EM BURI. O prefeito de BURI reformou toda a estação ferroviária, o monumento esta prestes a ser construído, outra placa com a data correta vai ser confeccionada com a data 9 de junho, escolas municipais participarão com uniformes que já foram mandados fazer, dois helicópteros trazendo desembargadores e demais autoridades políticas ja confirmaram presença no dia 9 de JUNHO e agora só faltam o 54 BPM/I e o CEL VENTURA e seus convidados, CEL EDILBERTO e CEL ARRUDA. Nosso deputado estadual e secretario de estado GIRIBONI está com o requerimento do COLAR DA VITORIA em mãos para assinar o governador assinar e creio que TERÇA que vem estará pronto, com isso BURI vai pagar as 35 medalhas COLAR DA VITÓRIA (ten EVANDRO estamos tentanto substituir a medalha constitucionalista pela medalha COLAR DA VITORIA). Sugiro ao CEL VENTURA que entre em contato o mais rápido possível com a nova fundição para começar a fundir as medalhas COLAR DA VITORIA. Teremos apenas um mês para tudo isso. Com relação aos DIPLOMAS dessa novíssima medalha, não tem problema se não der para entregar no dia 9 de JUNHO, mas as medalhas não podem faltar. As autoridades políticas que lá estarão serão de altíssimo gabarito e JÁ CONFIRMARAM presença no dia 9. Desculpe amigos a URGENCIA, mas não ha tempo para tergiversações. É SEGUIR EM FRENTE QUE A VITÓRIA É NOSSA. Enorme abraço
BIAJONE
maio 4, 2012

CARO BIAJONE
Isso atrapalha muito os nossos planos na Sociedade. São vários eventos e a mudança brusca só vem causar problemas maiores para nós que temos uma estrutura precária.
No entanto vou pensar a partir de segunda-feira o que se pode fazer. A Comissão da Medalha fôra convocada para junho para estudar a lista dos indicados para serem condecorados. Tudo isso cria uma situação confusa na Sociedade. Ainda ontem mandei para a metalúrgica o desenho do colar para que se faça o orçamento da confecção do preço. Não tenho ainda o decreto criando o Colar da Vitória e sem orçamento não posso passar para você a quantia do dinheiro que se faz necessária. Também não sei se a metalúrgica poderá fazer o Colar em tão pouco tempo. Caso não se possa entregar o colar, a opção é a compra da Medalha Constitucionalista. A semana que vem é vital para resolveremos tudo isso. Caso não se publique o decreto de criação do Colar da Vitória nada se poderá fazer. A listagem das pessoas indicadas deverá ser mandada de imediato para a Sociedade, a fim de se cumprir o prazo estipulado. A feitura de diplomas é algo importantíssimo e a definição da honraria é premente. Os cadetes também sofrerão com isso porque eles estão em época de provas e nem sei se eles poderão estar em BURI nessa nova data. Segundo eu soube o planejamento estava em cima da data de 10 de julho. O Comandante da APMBB, CORONEL PM MAURÍCIO precisa ser consultado a respeito dessa mudança brusca e inconveniente. Vou repassar esse seu e-mail para a pessoa que está encarregada de verificar a fundição do Colar da Vitória. Isso é primordial, mas sem o dinheiro em mãos não irei assumir nenhum compromisso.
CARO BIAJONE - reitero os dizeres de documentos anteriores no sentido de que a Sociedade não entrega medalhas sem o respectivo diploma. A validade da medalha está no diploma. Medalha sem diploma não tem valor nenhum.

CARO GEORGE URGENTÍSSIMO
Recebo nesta noite uma notícia que vem atrapalhar nossos planos. A data de entrega do COLAR DA VITÓRIA em BURI está sendo antecipada em um mês e isso cria um fato novo em nossos entendimentos. Consulto você se a metalúrgica tem condições de realizar esse trabalho em apenas um mês. Parece que o decreto da honraria será publicado na semana que vem. Dependo de sua palavra para tomar outras medidas. Caso a metalúrgica consiga realizar a fundição nesse novo calendário há necessidade de me informar o montante financeiro para a empreitada.

No primeiro dia de campanha da vacinação contra gripe, 665 mil pessoas foram imunizadas em todo o Estado, segundo balanço parcial da Secretaria Estadual da Saúde. A meta é vacinar 5,3 milhões de paulistas até o dia 25. A abertura da campanha ocorreu em um posto do Centro de Referência do Idoso do MANDAQUI, zona norte. As primeiras vacinas foram aplicadas pelo governador GERALDO ALCKMIN na apresentadora PALMEIRINHA e no ex-governador JOSÉ SERRA que parecia ter medo da injeção. 

Com um publico menor do que o estimado até o início da noite, uma circulação mais livre das pessoas até pelos locais de maior aglomeração, ruas mais limpas, policiamento ostensivo e poucos incidentes, a 8ª VIRADA CULTURAL, na região central de SÃO PAULO aparentava ser a mais calma dos últimos anos. No TEATRO MUNICIPAL, reaberto para a VIRADA após dois anos de reformas, a estrela da noite foi o ex-mutante ARNALDO BAPTISTA, que tocou piano para um Municipal cheio. “Fiquei um pouco bobo no começo, o teatro é imenso, parece aqueles palácios do tempo de LUÍS XIV”, disse o cantor, que terminou o show aplaudido de pé pelo público. Ele contou que se lembrava de ter estado no Municipal com os MUTANTES, nos anos 1960, para receber um prêmio de música, mas que ele e sua banda nunca haviam se apresentado no local.

Viciados em crack bloquearam várias ruas do perímetro da VIRADA CULTURAL. As conhecidas procissões do crack, com usuários sendo seguidos por policiais, passavam perto dos palcos. Na Rua BARÃO DE LIMEIRA, público e viciados se misturavam na apresentação do grupo A BOLHA, por volta das 21 horas. A presença dos usuários de crack espantou o público. Palcos na antiga cracolândia, como nas Ruas DINO BUENO e BARÃO DE PIRACICABA, estavam esvaziados. Na Rua GUAIANAZES, DJs tocavam para uma pista sem público. A autônoma MARLI FREITAS, de 37 anos, que mora no centro, reclamou dos viciados. “Num evento como esse, não pega bem ter essa movimentação”, disse.
No LARGO DO AROUCHE, o cantor DALTO, de jaqueta de couro, chapéu coco e óculos escuros, fazia a festa dos saudosos das baladas de rádio dos anos 1980, como MUITO ESTRANHO e FERA FERIDA. No palco AROUCHE, o rock progressivo de solos intermináveis do grupo setentista brasileiro. A BOLHA fez grande sucesso. Muita gente aproveitou para trazer cerveja de casa para vender, abordando o público com o produto.
Grupos performáticos aproveitaram a jornada para fazer suas experiências. O grupo DESIGN E FELICIDADE brincava com o velho telefone de latinha na frente do TEATRO MUNICIPAL, convidando pessoas que nunca havia se visto, uma em cada ponto do fone, para um diálogo franco e improvisado. Alguns estranhavam, mas a maioria se divertia com o fatafone.

Era um teste, o maior desde que MARIA RITA resolveu vencer seus medos e encarar o repertório da mãe ELIS REGINA em um palco. O show de SÃO PAULO do projeto VIVA ELIS foi marcado e desmarcado duas vezes por problemas relacionados à segurança do público. Hoje, a promessa foi cumprida. “Que alivio que deu certo”, disse MARIA RITA logo no início de sua apresentação. O PARQUE DA JUVENTUDE, na zona norte da capital, a recebeu com respeito e reverência. Eram cerca de 40 mil pessoas em silêncio sempre quando preciso para ouvir um repertório exigente, de canções nem sempre dançantes, que fizeram parte da carreira de uma cantora que não fez concessões ao pop comercial. MARIA RITA subiu ao palco às 15:09 horas. Repetiu o programa que vem fazendo pelas capitais – PORTO ALEGRE, RECIFE e BELO HORIZONTE – com tanta correção que por vezes ficou burocrático. No próximo domingo, DIA DAS MÃES, ela encerra no ATERRO DO FLAMENGO, no RIO, a temporada dos shows patrocinados por uma empresa de cosméticos que homenageia os 30 anos sem ELIS REGINA. O PARQUE DA JUVENTUDE teve seu maior público em um grande show. Não é um espaço com vocação. Sua área de pista é irregular, o que prejudicou a visão de quem estava distante. O sistema de som passou longe do razoável. O que chegava à platéia vinha fraco demais. A impressão era de que faltava potência, algo que prejudica o artista por maior que seja sua entrega.

CAROLINA DIECKMANN acaba de contratar um dos maiores advogados criminalistas do país, ANTÔNIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, o KAKAY, o mesmo que defende figurões da política em BRASÍLIA. Ele vai tomar providências cíveis e criminais contra sites que estão publicando fotos íntimas da atriz. As imagens estariam no computador de CAROLINA e foram parar em mãos de estranhos que, antes de providenciarem a publicação na Internet, teriam tentado extorquir dinheiro da atriz. Em conversa com o site UOL, o advogado disse que a atriz foi chantageada e que as fotos que ela aparece nua, divulgadas na sexta-feira na Internet, foram furtadas do computador pessoal. A atriz estaria sendo chantageada há cerca de vinte dias. Uma pessoa teria dito que estava com as imagens e queria dez mil reais em troca. CAROLINA já teria denunciado o caso à GLOBO e a polícia.

O produtor de televisão, escritor e pregador NEIMAR MACHADO DE BARROS tinha o dom de saber comunicar-se bem. A carreira de NEIMAR começou nos anos 1960, no canal de televisão SBT. Ele se destacou bastante como produtor e depois diretor do Programa SILVIO SANTOS. Chegou também a comandar outros programas famosos na rede de televisão, como “BOA NOITE CINDERELA”. O início da década de 1970 foi um marco na sua vida, pois, até então ateu convicto, ele se converteu ao catolicismo após participar de um encontro da Igreja Católica. A partir de então, ele passou a conciliar a vida de diretor de programas de TV com a devoção religiosa. Aos poucos, suas idéias começaram a distanciar-se muito das preferências do dono do SBT e NEIMAR decidiu sair da vida da telecomunicação e passou a escrever livros em prosa e poesia relacionados ao tema do catolicismo. Entre as obras de maior destaque está ‘DEUS NEGRO’, que vendeu mais de 4 milhões de cópias. Na mesma época, o então escritor foi morar em CAMPOS DO JORDÃO, onde fundou o MEAC (Missionários para Evangelização de Comunidades São Paulo), organização da qual ele foi a figura de maior expressão durante 14 anos. No início da década de 1980, milhares de pessoas se reuniam para ouvir suas palavras. Em 1986, ele deu uma polêmica entrevista à revista VEJA, onde contou que seria parte da maçonaria e espionava a igreja católica. A repercussão foi bastante negativa e ele decidiu morar na ARGENTINA e, em 2004, descobriu que tinha MAL DE ALZHEIMER. NEIMAR faleceu em OSASCO. Nasceu em 24 de abril de 1943.  

Nesta noite, a LUA passou mais perto da TERRA que o normal, em um evento conhecido pelos astrônomos como “SUPERLUA”. A LUA esteve em sua fase cheia e fez sua maior e mais brilhante aparição do ano, passando a 357 mil quilômetros do planeta (24,6 mil quilômetros a menos que a média). A proximidade fez com que a LUA parecesse cerca de 14% maior que em distâncias medianas, de acordo com GEOFF CHESTER, do Observatório Naval dos ESTADOS UNIDOS. 

Uma explosão matou pelo menos cinco pessoas em ALEPO. Outras duas bombas atingiram a capital síria, DAMASCO, em nova demonstração de que os rebeldes empenhados em derrubar o presidente BASHAR AL-ASSAD estariam mudando de tática e passando a usar explosivos de fabricação caseira. O levante contra ASSAD já dura 14 meses. A explosão em ALEPO destroçou um lava-rápido, que seria usado por integrantes da milícia pró-ASSAD.

A audiência de cinco prisioneiros de GUANTÁNAMO acusados de planejar os ataques de 11 de setembro de 2001 nos EUA teve um começo difícil hoje. Os réus retiraram seus fones de ouvido e se recusaram a ouvir a tradução das perguntas do juiz. O réu confesso KHALID SHEIKH MOHAMMED, que teria planejado os ataques, se recusou a responder as perguntas do juiz.
O ativista cego CHEN GUANQCHENG disse hoje em rápida conversa telefônica com o JORNAL DA TARDE que ainda não havia sido informado oficialmente sobre a possibilidade de estudar no exterior, mas disse estar “contente” com a opção. “Eu só soube quando meus amigos me disseram”, afirmou, em referência ao novo acordo sobre seu destino que começou a se desenhar na sexta-feira, dia 4. HILLARY CLINTON deixou a CHINA hoje à tarde, sem ter se encontrado com CHEN, mas ambos falaram por telefone na quarta-feira, dia 2, quando ela deixou a Embaixada dos ESTADOS UNIDOS em PEQUIM depois de permanecer seis dias no local. A ativista havia declarado no dia 3 de maio que gostaria de deixar o país no avião da secretária de Estado americana. Na tarde do dia 4, o Ministro das Relações Exteriores da CHINA disse que CHEN poderia se candidatar a estudar no exterior como qualquer outro cidadão do país. O ativista tem uma carta convite para a NEW YORK UNIVERSITY, onde seu amigo JEROME COHEN é professor. CHEN ressaltou que sua intenção não é pedir asilo político nos ESTADOS UNIDOS, mas ir ao país temporariamente e retornar à CHINA. O ativista continuava hoje internado no hospital CHAOYANG, em PEQUIM, acompanhado de sua mulher, YUAN WIJING, e seus dois filhos.            

2 013     :    -    DOMINGO
LUCINDA continua apresentando sinais de fraqueza por causa da gripe. Ela não tem vontade de comer. Hoje, a MARLENE fez com esmero o almoço, mas ela mal tocou na comida. Há certa preocupação de nossa parte em torno dessa situação que já deveria ter terminado. Na minha biblioteca, nos momentos de folga, pois recebo várias ligações telefônicas, como é o caso do ARISTIDES e do meu colega de turma, o CORONEL PM RÉGIS, procuro atualizar minhas memórias.
CORONEL PM MARCO RÉGIS RAGGHIANTI CORDEIRO foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL, tal como eu, em 7 de setembro de 1963. Faremos 50 anos desse grande acontecimento em nossas vidas e há uma promessa do Comandante da APMBB de comemorar essa data na própria Academia. É sobre isso que o RÉGIS quer falar comigo. Pede notícias do CORONEL PM MENDES, por saber de nossa ligação no MMDC, e também do DALMIRO. Foi um telefonema onde, por momentos, vejo-me transportado aos bancos escolares dos anos 1960, no antigo CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO.  
Ainda com relação ao famigerado desagravo do núcleo MMDC-LESTE recebo algumas mensagens dignas de registro:
Cel. Ventura,
Imaginei que depois daquela reunião, da qual participei, ai na Soc.Vet. de 32-MMDC, na qual os representantes do Núcleo Leste compreenderam seus excessos e se retrataram, dando a entender que dali por diante seguiriam as determinações estatutárias e da presidência da entidade, tudo estava resolvido. 
Por tal razão aceitei receber, em 28 de abril, na Câmara Municipal, após receber sua aprovação, a Medalha Esplendor de São Miguel, certificando-me que o respectivo diploma estava assinado pelo sr., nosso insigne Presidente e pelo Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito, prof. Adilson Cezar.
Entretanto, com desagrado e inteira desaprovação, tive conhecimento do lamentável dito "desagravo", que considerei como reprovada "bravata" do presidente daquele Núcleo desta Sociedade , atribuindo-o a inexperiência, falta de respeito e despreparo que desmerece e o descredencia, que por certo não tem respaldo dos demais membros da diretoria, e, principalmente do Coronel Telhada, impoluto e competente militar, agora também nobre Vereador, que sempre admiramos.
Cel. Ventura: O Núcleo Oeste Lapa, pelo muito que o sr. tem feito pela Sociedade Veteranos de 32 - MMDD, e, pela memória dos princípios éticos, morais e cívicos que nortearam o Movimento Constitucionalista de 1932, apresenta, formalmente, este PROTESTO contra o citado DESAGRAVO , impugnando as cavilosas e desprovidas de veracidade alegações em que tenta fundamentar-se.
                                             Jose Carlos de Barros Lima - presidente

Nobre Amigo Cel. Ventura. Bom dia, espero encontrá-lo bem e a D. Lucinda melhor de saúde.
Considerando os erros cometidos pelo Núcleo Leste e a magnitude das ocorrências a necessidade de esclarecimentos é fato incontestável. Afinal, vem de encontro com Sede da Sociedade Veteranos de 32 e todo organograma institucional da associação. A reforma do Estatuto se faz necessária e com urgência para que a supervisão dos núcleos seja efetiva, assim com as devidas cautelas o Estatuto seria ÚNICO - Estatuto Social da Sociedade Veteranos de 32 e Núcleos de Correspondência para os devidos efeitos legais, bem como as comendas do MMDC Leste de posse e controle da SEDE , mas com a Assinatura do Responsável pelo Núcleo Leste . Penso na intervenção temporária no Núcleo MMDC Leste em detrimento das irregularidades face a Assembleia Geral Eleitoral e as determinações do Pres. da Assembleia Geral Eleitoral Cel. Mendes. 
A intervenção faz - se necessária pela sucessão de irregularidades apuradas em momentos diversos.
Faltou respeito do Núcleo Leste para com o Presidente da Assembléia Eleitoral,Sede e o Presidente em Exercício.
O "Desagravo" do MMDC Leste foge a regra e envolve diretamente os ASSOCIADOS. Afinal, o ônus da prova cabe a quem alega. Ora, se e somente se, os "criadores de fofocas , boatos e afins", causam tantos danos ao MMDC Leste que estes sejam nominados para que uma Sindicância se faça respaldada para tal com o objetivo de sanar os problemas.
A Sociedade tem personalidade juridica e não pode ser facilmente atingida por fofocas de outrem. Isso enfraquece os pilares e toda a expansão dos idéias Constitucionalistas. 
É preciso oficiar todos os feitos e registrar as demandas para apuração e tratamento na Sede. 
Com a Expansão os problemas Institucionais são comuns, todavia a Comissão de Sindicância se faz necessária pelo crescimento e está prevista no atual Estatuto para acontecimentos como esse entre outros.
Não se pode justificar um erro com outro erro ou "jogar" a culpa com suposições e argumentos subjetivos. Infelizmente, é o que vem acontecendo.
Visto ofensivo o "Desagravo do MMDC Leste" e fora dos limites legais, o Direito de Resposta é reconhecido .
Acredito que a Sociedade Veteranos de 32 face as irregularidades do Núcleo MMDC Leste não pode tolerar a violação de suas prerrogativas e sua soberania institucional.
A Minuta traz todo o conteúdo para uma reunião extraordinária. Mas é preciso estarmos preparados para todo e quaisquer argumentos e imbróglios.
Saudações

Falha humana ou tecnológica? Por um motivo ou pelo outro, TONY KANAAN deu adeus a suas chances de vitória na etapa de SÃO PAULO da FÓRMULA INDY. Depois de liderar a corrida duas vezes, ele ficou sem combustível e terminou a prova três voltas atrás do líder. A vitória, emocionante, ficou com JAMES HINCHCLIFFE. Na curva final da última volta, o canadense ultrapassou o japonês TAKUMA SATO. MARCO ANDRETTI completou o pódio. “É difícil aceitar o que aconteceu”, lamentou-se KANAAN, que ocupava a vice-liderança quando sofreu a pane seca. “Não acreditava. Achei que fosse um sonho, mas era realidade”, afirmou o baiano. Rebocado, KANAAN reabasteceu e voltou à pista apenas para completar a prova. “Ainda não sei o que aconteceu. Às vezes, é difícil aceitar. Mas tive 20 voltas para pensar”, disse KANAAN, evitando apontar culpados. HÉLIO CASTRONEVES e BIA FIGUEIREDO também não tiveram uma tarde fácil. HELINHO rodou em uma relargada, envolveu-se em um acidente, teve um pneu furado, terminou em 13º e perdeu a liderança da classificação geral. Com problemas no câmbio, BIA abandonou logo na sexta volta. Três vezes vencedor em SÃO PAULO, o australiano WILL POWER teve o motor estourado e também não completou. SATO é o novo líder com 136 pontos, seguindo por ANDRETTI (123) e CASTRONEVES (116).  

Na disputa de dois times que precisavam ganhar força antes de decidir na LIBERTADORES, o CORINTHIANS levou a melhor. Nos pênaltis, o TIMÃO avançou à final do PAULISTÃO ao passar pelo SÃO PAULO. TITE terá nove dias antes de tentar reverter a derrota para o BOCA JUNIORS (ARGENTINA). O SÃO PAULO entra em campo na quarta-feira, dia 8, com a missão de bater o ATLÉTICO MINEIRO, em BELO HORIZONTE.
Após empate em 0 a 0 hoje, o alvinegro foi mais preciso na disputa de pênaltis (4 a 3) e vai decidir o estadual contra o SANTOS. A primeira partida será no próximo domingo. Os locais ainda não foram definidos.

A PORTUGUESA mostrou toda sua superioridade hoje e venceu o RIO CLARO por 2 a 1, fora de casa, pelo jogo de ida da final da Série A-2. Os dois times voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 10 horas, no CANINDÉ. Empate ou derrota por um gol de diferença dão a taça à LUSA. Para o RIO CLARO, somente a vitória por dois gols ou mais interessa.

Não teve para mais ninguém no futebol carioca este ano. Hoje, o BOTAFOGO venceu o FLUMINENSE por 1 a 0 e conquistou a TAÇA RIO. Como também levou a TAÇA GUANABARA, o time se sagrou campeão estadual, sem a necessidade de disputar a final. O jogo contra o TRICOLOR foi disputado no modesto Estádio RAULINO DE OLIVEIRA, arena com capacidade para cerca de 20 mil pessoas.

Enquanto o FOGÃO ganhava o Campeonato Carioca em uma arena menos pomposa do que o MARACANÃ, um defeito na tubulação do CEDAE, empresa responsável pela distribuição de água no RIO DE JANEIRO, abriu uma cratera em frente ao maior estádio do BRASIL. O rompimento do tubo aconteceu às 5 horas de hoje e o vazamento de água interditou duas pistas da RADIAL OESTE, na zona norte da cidade.

Após quase 17 anos da morte do empresário PAULO CÉSAR FARIAS e da namorada dele, SUZANA MARCOLINO, começará amanhã, às 13 horas, o julgamento dos quatro policiais militares acusados do crime. ADEILDO COSTA DOS SANTOS, REINALDO CORREIA DE LIMA FILHO, JOSEMAR FAUSTINO DOS SANTOS e JOSÉ GERALDO DA SILVA, que respondem por homicídio qualificado por omissão, serão julgados no Fórum Desembargador JAIRON MAIA FERNANDES, em MACEIÓ, ALAGOAS. PC FARIAS, como ficou conhecido ao assumir a função de tesoureiro da campanha do ex-presidente FERNANDO COLLOR DE MELLO, e SUZANA foram mortos no dia 23 de junho de 1996, em uma casa de praia em GUAXUMA, em ALAGOAS. O promotor de Justiça MARCOS MOUSINHO explica que os militares respondem pela coautoria do duplo assassinato. Para o Ministério Público, os réus eram os responsáveis pela segurança particular de PC FARIAS e, por este motivo, tinham a obrigação de zelar pela vida da vítima. Os PMs alegaram que a SUZANA teria assassinado o próprio namorado, todavia, os laudos periciais que estão acostados nos autos comprovaram que a tese de homicídio seguido de suicídio está descartada.

ISRAEL lançou, nesta madrugada, um novo ataque aéreo contra a SÍRIA. A ação atingiu a capital, DAMASCO. Ministros do governo sírio classificaram o bombardeio como uma “declaração de guerra” e prometeram retaliação. O governo israelense não comentou a operação. O ataque teve como alvo uma instalação militar em JAMRAYA, no norte da capital, que já havia sido atingida por jatos de ISRAEL três meses atrás. O IRÃ, importante aliado do ditador sírio BASHAR AL-ASSAD, conclamou os estados da região a resistirem à investida israelense. Imagens de vídeo postadas por ativistas na Internet mostram a série de explosões. Uma dela ilumina o céu de DAMASCO, enquanto outra provoca uma coluna de fogo e desencadeia estouros menores. Moradores das imediações da base de JAMRAYA disseram que houve explosões inclusive em um local aonde se hospedam altos oficiais. A mídia estatal da SÍRIA afirmou que o ataque de ISRAEL foi uma resposta aos recentes sucessos das forças de ASSAD contra os rebeldes que, com o apoio de países ocidentais, vêm tentando há dois anos derrubar o governante. O ataque israelense ocorre em meio a intenso debate nos ESTADOS UNIDOS sobre se o uso de armas químicas por tropas sírias e pode levar o presidente BARACK OBAMA a intervir com mais força em apoio ao lado rebelde.

Onze pessoas morreram após um suicida bater um carro-bomba contra o comboio que levava funcionários do CATAR pelo centro da capital da SOMÁLIA hoje. As vítimas seriam todas somalis. A delegação do CATAR e altos funcionários do governo da SOMÁLIA viajavam em veículos blindados. O grupo rebelde AL SHABAAB reivindicou a autoria do atentado e ameaçou efetuar mais ataques no país.

O governo brasileiro começou o processo de redução do efetivo militar no HAITI. Na semana passada, 300 homens deixaram o país. Os militares pertencem ao 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz e atuam no setor de engenharia. Segundo a Agência BRASIL, o objetivo do Ministério da Defesa é manter um contingente de 1.450 homens na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do HAITI (MINUSTAH).     

5 DE MAIO DE 2014     :       -     SEGUNDA-FEIRA
As datas de sossego terminaram. Começa agora o mês de maio com uma série de acontecimentos relacionados com o “DIA DA JUVENTUDE”. Teremos dezenas de solenidades, tanto na capital como no interior. Já pela manhã, pela internet, recebo e-mail de um nosso representante na cidade de SÃO MANUEL. Os túmulos de MARTINS, FERNÃO SALLES, ALBERTO MÁRTIRE, JOAQUIM HELENE, heróis de 32, estão abandonados e a prefeitura irá tombá-los. EDUARDO trabalha na elaboração de um livro “A FACE SÃO-MANUELENSE DA REVOLUÇÃO DE 32”.
BIAJONE prepara a solenidade do dia 17 de maio em CAMPINA DO MONTE ALEGRE, devendo uma viatura vir me buscar por volta das 6 horas a fim de ir para essa cidade.
Recebo também e-mails de nossos amigos de CURITIBA, onde a ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA está sendo apreciada em outros Estados.
Por volta das 13 horas estou chegando à Sociedade. Minha ideia é ir ao Palácio do Governo entregar o Ofício MMDC 112/2014 que encaminha o Projeto das Condecorações do Mérito Juventude Constitucionalista.
Recebemos convites para dia 9 (solenidade no 1º BPChq sobre missa por intenção do herói CAPITÃO PM MENDES JÚNIOR); dia 12, cerimônia na Base Aérea de São Paulo (CUMBICA); dia 15, aniversário do 25º BPMM (ITAPECERICA DA SERRA) e outras solenidades.
Do gabinete do Vereador CORONEL PM CAMILO fico sabendo que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC irá receber uma salva de prata em 23 de maio. Justamente nessa data onde estaremos em SÃO CAETANO DO SUL, à noite. Vou pedir para que o CORONEL PM MENDES me represente nesse evento. Minha ida à solenidade de entrega da Medalha MMDC naquele município já está acertada há dias e não posso mandar representante. 
O CORONEL PM MENDES irá comigo ao Palácio do Governo logo mais. Mantemos um contato telefônico sobre isso. Enquanto aguardo a chegada de meu companheiro de bancos escolares, troco ideias com WILLIAM MASCARENHAS sobre alguns eventos em que ele irá me representar. Também recebo a visita de COLOMBO, que traz notícias da cidade de DIADEMA, onde estivemos no dia 30 de abril. Ele deve retornar à UNIFESP.
Por volta das 16 horas, o CORONEL PM MENDES leva-me até o Palácio dos Bandeirantes. Na CASA MILITAR, conversamos com o CORONEL PM  e com um dos mais novos coronéis da PMESP, promovido por decreto de 25 de abril, CORONEL PM JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA. Ele ainda não foi classificado, como nenhum dos seus companheiros promovidos naquela data
O MAJOR PM ALBERTO MALFI SARDILLE ajuda-nos a entregar o Ofício à Casa Civil do governador, encaminhando o Projeto das Condecorações do Mérito JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA. Surge uma conversa entre os oficiais da Casa Militar que também foi entregue hoje o Ofício do Projeto de Criação da Medalha MARIA SOLDADO, por parte do Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC “MMDC-LESTE”. É de estranhar, pois o TENENTE PM JOSÉ FILHO conversou comigo no dia 30 de abril e ficou de nos acompanhar nesse entrega. Será que o Núcleo MMDC-LESTE vai começar a aprontar novamente neste ano?
O retorno não é bom. O CORONEL PM MENDES pega um trânsito “bravo”. Ele irá para o GRANDE ORIENTE e me deixa na estação SÃO JOAQUIM. Retorno para casa.
Pela internet recebo do CABO PM SOARES, Presidente do 18º Núcleo de Correspondência a relação das 6 redações escolhidas no 2° Concurso de Redação “ESCOTEIRO ALDO CHIORATTO”. Um trabalho muito bem feito dele, inclusive já colocando essa matéria no blog do NC.
Recebo crônicas de pessoas descontentes com as maracutaias do poder central, um mar de lama que se aprofunda cada vez mais. Algumas dessas crônicas coloco-as em meu blog. Para minha felicidade, MEMÓRIAS DO VENTURA atingem mais de 900 mil visualizações nesta data. É um feito memorável. Recordo que atingimos o meio milhão no dia 12 de março do ano passado e que recebi  centenas de congratulações. Possivelmente iremos atingir um milhão de visualizações ainda em 2014.
Mando uma mensagem para o TENENTE PM NATANAEL, Presidente do Núcleo “MMDC-LESTE”, não acreditando em nova deslealdade dele.
NATANAEL
Hoje à tarde estive na CASA MILITAR e nas conversas com os oficiais surgiu uma novidade que me surpreendeu Procede a notícia de que já foi protocolado o Projeto de Criação da Medalha "MARIA SOLDADO"?
Quem assinou o ofício de remessa do Projeto?
Quem fez a entrega desse ofício?
Preciso conhecer a Minuta do Projeto de Criação da Medalha.
Estou "vendido" nesse assunto.
No dia 30, no Colégio Tobias de Aguiar o TENENTE PM JOSÉ FILHO me disse que me procuraria para a assinatura do ofício de entrega do projeto da Medalha.
Como fica essa situação?

Ainda não recebi o roteiro da entrega das honrarias no dia 30.

 

Diplomas Medalhas MMDC - Cerimônia dia 26/5/2014

Recebo a mensagem do Presidente do nosso Núcleo em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO:

Giovanni Spirandelli
para sociedade32, mim, marineichalub
Caríssimo Cel Ventura
 Espero que este os encontre bem e com saúde, na graça do Nosso Senhor Deus.
 Por aqui, estamos todos bem. Evidente que alguns problemas aqui e acolá, mas nada que não possamos dar conta.
 Coronel, junto a este e-mail estou encaminhando os diplomas e os currículos dos agraciados pelo MMDC de São José do Rio Preto.
Estarei colocando amanhã cedo, por sedex-10, o expediente físico suso referido, na forma dos documentos, ou seja, todos os diplomas e os currículos impressos.
Conferi pessoalmente.
 Por favor, junto aos diplomas encaminho o meu, do maj Sá e do
 A relação segue abaixo, para facilitar o trabalho e para o controle da caríssima Marinei, quem estou copiando esta mensagem.
 MEDALHA MMDC
1.      Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores – classe instituição;
2.      Cel PMESP Ilo Mello Xavier;
3.      Maj EB José Mendes de Sá;
4.      Maj PMESP Rogério Longhi;
5.      Maj PMESP Jorge César Tonolli;
6.      Cap PMESP Roger Marcos Pimentel;
7.      Cap PMESP Edmilson Santana Branco;
8.      Cap PMESP Milton Fábio Busquim Zanini;
9.      1º Ten PMESP Mauricio Plaza Senise;
10.  1º Ten PMESP Márcio Cortez Maya Garcia;
11.  1º Ten PMESP Fábio Henrique Kunii;
12.  Sub Tenente PMESP José Bernardes dos Santos Júnior;
13.  1º Sgt PMESP Ronie Carlos de Araújo;
14.  1º Sgt PMESP Pedro Martins de Carvalho Filho;
15.  2º Sgt PMESP Alcir Patrocínio Arruda;
16.  Dr. Dayher Bernardo da Silva Gimenez;
17.  Dr. Humberto Martins Scandiuzzi;
18.  Dr. Nagib Buissa;
19.  Dr. Risieri Quirino;
20.  Dr. Giovanni Spirandelli da Costa *
 MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO
1.      Sd PMESP Gustavo Lázaro Schiavinato;
Creio que assim, o expediente está dentro dos conformes.
Qualquer dúvida, por favor, pede para a Marinei me contatar por e-mail ou por telefone (9090 15 17 996-86243 ou ainda 9 021 17 40091800).
Abs
Giovanni Spirandelli da Costa
 PS - * Eu já fui agraciado com essa medalha. Lá atrás, pelo Dr. Rubens. Por isso, pedi para imprimirem um diploma para que a sociedade possa registrá-lo legalmente. Ou seja, não serei condecorado, nem receberei a medalha física, pois já a possuo.
 PS2 - 1º Ten PMESP Rodrigo Juliano de Souza;


segunda-feira, 5 de maio de 2014

RECOMENDAÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS, DO REINO UNIDO E DA ALEMANHA SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL

Marcelo Gomes - O Estado de S. Paulo
RIO - Faltando pouco mais de um mês para o início da Copa do Mundo no Brasil, os governos dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Alemanha já publicaram em seus sites na internet uma série de recomendações de segurança para seus cidadãos que virão ao País participar do evento.
O porta-voz da PM afirmou que começou nesta segunda o reforço no patrulhamento - Marcos de Paula/Estadão
Marcos de Paula/Estadão
O porta-voz da PM afirmou que começou nesta segunda o reforço no patrulhamento. A página do governo americano é a mais extensa. Sobre os protestos, o site destaca que a polícia costuma utilizar gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, e que nestas situações os cidadãos americanos devem permanecer em locais seguros, com portas e janelas fechadas. Diz ainda que, no Rio, os turistas devem evitar visitar favelas não-pacificadas. No caso das favelas pacificadas, devem tomar bastante cuidado, já que "a capacidade da polícia de prover assistência, especialmente à noite, pode ser limitada". O site também alerta para a ocorrência de assaltos, muitas vezes com tiros, em áreas próximas a pontos turísticos, como o Cristo Redentor e a Floresta da Tijuca.Além das dicas de praxe, como não andar com muito dinheiro, usar celulares e câmeras fotográficas discretamente e nunca reagir a assaltos, há avisos sobre os altos índices de criminalidade nas cidades-sede, as constantes manifestações de rua que terminam em vandalismo, incidentes violentos e pessoas feridas e até a ocorrência de sequestros relâmpagos. "Algumas vítimas foram agredidas e/ou estupradas", avisa a página do Escritório de Assuntos Consulares do Departamento de Estado dos EUA.
Tranquilidade. O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), demonstrou nesta segunda-feira, 5, tranquilidade em relação ao sucesso da operação de segurança para a Copa do Mundo, destacando a importância da integração com as forças federais de segurança, incluindo as Forças Armadas. "Vamos ter um contingente muito forte de policiais durante a Copa. O (secretário de Segurança, José Mariano) Beltrame vai detalhar isso, mas vamos ter um plano muito forte, uma integração muito forte", disse Pezão, após participar da posse da diretoria da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio).
O porta-voz da Polícia Militar fluminense, tenente-coronel Claudio Costa, afirmou que começou nesta segunda o reforço no patrulhamento, anunciado na última sexta-feira. Serão empregados mais 2 mil PMs nas ruas. Para isso, férias foram suspensas e folgas foram reduzidas. A Associação de Praças da PM anunciou que vai recorrer à Justiça para barrar a medida.
Segundo Costa, o reforço vai acontecer em todos os batalhões operacionais. Contudo, a reportagem do Estado circulou por diversas ruas do centro e das zonas sul e norte da capital, e só encontrou um pequeno aumento no policiamento no entorno no Maracanã. O esquema estava previsto para ser colocado em prática apenas na Copa, mas foi antecipado após o Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgar que houve grande crescimento nos principais indicadores de violência neste primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.



segunda-feira, 5 de maio de 2014

MARCOS PRISCO - HERÓI OU BANDIDO????

ATENÇÃO POLICIAIS BRASILEIROS!!!
O Vereador soldado MARCO PRISCO sofreu um infarto no presídio da papuda.  

Essa é a imagem da humilhação que MARCO PRISCO está passando. O retrato do tratamento que deram a um líder de classe que atua para melhorar as condições de trabalho da sua categoria profissional, e a qualidade de vida dos seus familiares.

QUEM DISCORDA DA PRISÃO DE MARCO PRISCO COMPARTILHA!!!

Veja a seguir matéia que foi publicada no jornal Correio da Bahia sobre o assunto:

Prisco sofre infarto em presídio e é levado para UPA, diz defesa

Prisco foi ameaçado de morte pelos detentos, que o acusaram de ter informado para os policiais sobre uma tentativa de fuga

O vereador Marco Prisco, principal líder da greve da PM na Bahia, sofreu um infarto e foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de São Sebastião, no Distrito Federal. Ele passou mal no início da noite deste sábado (3), após outros internos do local tentarem fugir do Presídio Federal de Papuda. 

Segundo informações do advogado do vereador, Leonardo Mascarenhas, Prisco foi ameaçado de morte pelos detentos, que o acusaram de ter informado para os policiais sobre a tentativa de fuga. Em seguida, ele ficou nervoso e passou a sentir dores no peito, sendo encaminhado para a UPA.

Segundo Leonardo Mascarenhas, a internação de Prisco demonstra que ele precisa ser transferido com urgência. "Mais uma prova de que o local onde ele está custodiado não é adequado", aponta o advogado em nota. O vereador está detido no Presídio Federal da Papuda desde o último dia 18 de abril.

Prisão
O pedido de prisão foi feito dentro da ação penal movida pelo MPF em abril de 2013, que denunciou sete pessoas entre vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012. Segundo o MPF, a intenção do pedido de prisão preventiva é garantir a ordem pública. A duração é de 90 dias.
 
Prisco está sendo processado pelo MPF por crime político grave. Entre os sete crimes que ele responde estão impedir com violência ou grave ameaça o livre exercício de qualquer dos poderes da União ou dos estados e praticar sabotagem contra instalações militares, meios e vias de transporte.
Fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/prisco-sofre-infarto-em-presidio-e-e-levado-para-upa-diz-defesa/?cHash=1de23eeaff29b490b231d4640ce2a7f7

ATENÇÃO POLICIAIS BRASILEIROS!!! O Vereador soldado MARCO PRISCO sofreu um infarto no presídio da papuda.
Essa é a imagem da humilhação que MARCO PRISCO está passando. O retrato do tratamento que deram a um líder de classe que atua para melhorar as condições de trabalho da sua categoria profissional, e a qualidade de vida dos seus familiares.
QUEM DISCORDA DA PRISÃO DE MARCO PRISCO COMPARTILHA!!!
Veja a seguir matéria que foi publicada no jornal Correio da Bahia sobre o assunto:
Prisco sofre infarto em presídio e é levado para UPA, diz defesa
Prisco foi ameaçado de morte pelos detentos, que o acusaram de ter informado para os policiais sobre uma tentativa de fuga
O vereador Marco Prisco, principal líder da greve da PM na Bahia, sofreu um infarto e foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de São Sebastião, no Distrito Federal. Ele passou mal no início da noite deste sábado (3), após outros internos do local tentarem fugir do Presídio Federal de Papuda.
Segundo informações do advogado do vereador, Leonardo Mascarenhas, Prisco foi ameaçado de morte pelos detentos, que o acusaram de ter informado para os policiais sobre a tentativa de fuga. Em seguida, ele ficou nervoso e passou a sentir dores no peito, sendo encaminhado para a UPA.
Segundo Leonardo Mascarenhas, a internação de Prisco demonstra que ele precisa ser transferido com urgência. "Mais uma prova de que o local onde ele está custodiado não é adequado", aponta o advogado em nota. O vereador está detido no Presídio Federal da Papuda desde o último dia 18 de abril.
Prisão
O pedido de prisão foi feito dentro da ação penal movida pelo MPF em abril de 2013, que denunciou sete pessoas entre vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012. Segundo o MPF, a intenção do pedido de prisão preventiva é garantir a ordem pública. A duração é de 90 dias.
Prisco está sendo processado pelo MPF por crime político grave. Entre os sete crimes que ele responde estão impedir com violência ou grave ameaça o livre exercício de qualquer dos poderes da União ou dos estados e praticar sabotagem contra instalações militares, meios e vias de transporte.
Fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/prisco-sofre-infarto-em-presidio-e-e-levado-para-upa-diz-defesa/?cHash=1de23eeaff29b490b231d4640ce2a7f7

Já são duas mil famílias ocupando o terreno de 150 mil metros quadrados localizado em frente ao Planetário do PARQUE DO CARMO, na região de ITAQUERA, zona leste da capital. Os ocupantes que chegaram de ônibus fretados e automóveis particulares na madrugada de sábado à área, de cara já levantaram cerca de mil barracos.Agora querem a desapropriação do terreno para a construção de moradias populares.
Hoje, o MTST informou que nem a metade do local está ocupada. “Espero que chegue a três mil (famílias acampadas) pelo tamanho da área”, afirmou o líder do MTST, GUILHERME BOULOS.
O acampamento, localizado a quatro quilômetros do ITAQUERÃO, estádio de abertura da COPA DO MUNDO, foi batizado de COPA DO POVO. “A escolha tem a ver com o Mundial, sim, inclusive pela proximidade do estádio. A especulação imobiliária na região alcançou níveis que acabaram “expulsando” os moradores de suas casas de aluguel”. A liderança do movimento acusa os proprietários do terreno de tê-lo abandonado há mais de 20 anos, além de não pagar impostos à Prefeitura. A Construtora VIVER, dona do espaço, nega e afirma estar em dia com o governo municipal que, por sua vez, preferiu não comentar o caso. “Vamos buscar a negociação, mas até agora ninguém nos procurou”, respondeu o líder da ocupação.
Uma agenda de manifestação antes e durante o Mundial de futebol já está sendo organizada para pressionar o poder público a desapropriar a área.
Enquanto as assembleias diárias decidem os rumos da COPA DO POVO, os sem-teto seguem na montagem dos barracos. Hoje, estruturas coletivas com banheiros, cozinhas e captação de água estavam disponíveis. Três refeições diárias são oferecidas. No almoço, 60 quilos de arroz, 40 quilos de feijão e 10 quilos de lingüiça mataram a fome de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Os alimentos foram obtidos por meio de doações. (texto da reportagem de ULISSES DE OLIVEIRA).

Morreu nesta manhã FABIANE MARIA DE JESUS, de 33 anos, a mulher espancada pelos vizinhos acusada de realizar sequestros de crianças para a prática de magia negra no bairro onde morava, o MORRINHOS, no GUARUJÁ, na BAIXADA SANTISTA, no último sábado. A vítima estava internada em estado grave em um hospital da cidade com traumatismo craniano. O caso segue investigado pela polícia.

Um policial militar e um suposto ladrão morreram durante troca de tiros em uma tentativa de assalto ocorrida na tarde de domingo em uma loja de roupas infantis de ITAQUERA, na zona leste. Segundo a polícia, o militar, de 39 anos, estava com a família no local e reagiu quando dois homens entraram anunciando o crime. Outras três pessoas ficaram feridas durante a ação, incluindo o comparsa do assaltante morto, outro PM e um pedestre que passava pela rua.

Uma mulher de 20 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava com o marido, no PARQUE SÃO LUCAS, na zona leste. O corpo estava com um tiro na cabeça. Segundo informações do 56º DP (VILA ALPINA), onde o caso foi registrado, o companheiro da vítima foi visto saindo do imóvel no sábado à noite e seguia desaparecido nesta data.

Um garoto de 11 anos pode ser o responsável pela morte do professor de inglês GUILHERME MOURA DE JESUS, de 28 anos no DISTRITO FEDERAL, na manhã do sábado. Ele foi morto com um tiro na nuca, em uma tentativa de assalto em frente a uma igreja. O menino teria pedido a bicicleta e o celular de GUILHERME, que reagiu e foi atingido pelo disparo. O professor se mudaria do dia 7 para SANTA CATARINA para tomar posse na Polícia Militar. Ele já tinha comprado a farda e alugado casa.

O caso do furto do leão RAWELL, levado de um criadouro de MONTE AZUL PAULISTA, teve uma reviravolta hoje. A Polícia Civil de MARINGÁ (PR), para onde o animal foi transportado, disse que o mandante do crime tem documento de posse do bicho. ARY MARCOS BORGES DA SILVA apresentou documentação do IBAMA. Ele alegou que RAWEEL estava apenas emprestado para o médico e criador OSWALDO GARCIA JÚNIOR. O advogado do possível dono disse que houve resgate e não furto.

As brasileiras DAYANA COSTA e STEFANY NEVES estão internadas em estado crítico em um hospital do Estado americano de RHODE ISLAND, após um acidente em um circo em PROVIDENCE na noite do domingo. Uma plataforma se rompeu durante a apresentação do “candelabro humano”, que içava oito acrobatas pelo cabelo. Todas foram lançadas de uma altura de 12 metros. Uma outra brasileira, WIDNY NEVES, também está hospitalizada, mas, de acordo com os médicos, suas condições são boas. DAYANA, de 23 anos, passou por uma operação na coluna e deve fazer outra cirurgia na mão por causa de uma fratura. Ela já está mexendo o pé e os dedos. STEFANY, de 19 anos, vai passar por duas cirurgias, sendo uma no fígado, mas seu estado é estável, informou sua mãe, ELIANE NEVES. Ela e o irmão embarcaram nesta noite para os EUA. STEFANY sofreu fraturas nos calcanhares, fêmur e numa costela durante o acidente. O clima na casa da família da bailarina, na ILHA DO GOVERNADOR, no RIO, era de apreensão hoje, mas ELIANE disse ter fé na recuperação da filha.
O acidente no RINGLING BROS AND BARNUM AND BAILEY aconteceu quando as integrantes estavam suspensas a 12 metros de altura. O metal no qual elas estavam penduradas se soltou da base. Um dançarino que estava no solo também ficou ferido. Há ainda uma terceira acrobata em estado crítico.

O líder do grupo terrorista islâmico BOKO HARAM, ABUBAKAR SHEKAU, admitiu ter sequestrado mais de 200 meninas na NIGÉRIA há cerca de duas semanas e prometeu vendê-las. “Eu sequestrei vossas meninas. Por ALÁ que as venderei no mercado”, disse SHEKAU, em um vídeo divulgado na internet. Por cerca de mil nairas (US$ 12), as adolescentes raptadas estariam sendo forçadas a se casar com os seus sequestradores. Elas também teriam sido estupradas.

O representante da SANTA SÉ na ONU, SILVANO TORNASI, afirmou, hoje, que o número de casos de pedofilia na Igreja Católica vem caindo nos últimos dez anos e negou qualquer responsabilidade legal pelos delitos cometidos por membros do clero fora do VATICANO. As declarações foram feitas em uma sessão do Comitê contra a Tortura sobre os casos de pedofilia que provocaram um escândalo na Igreja Católica.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou, hoje, emergência de saúde pública pelos casos de poliomielite que se propagaram em vários países. A OMS realizou na semana passada uma reunião de emergência sobre a pólio. “Se não for controlada, a situação poderá colocar em risco a erradicação global da uma das mais graves doenças que pode ser evitada através da vacinação”, ressaltou o comunicado.
  
2 015     :   -    TERÇA-FEIRA
Dia frio e chuvoso. Vou mais cedo para a cidade de São Paulo, com a intenção de assistir o hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal. Antes, porém, passo pelo gabinete do vereador NELO RODOLFO. Estou preocupado com as datas da entrega da MEDALHA DRÁUSIO. Faltam quatro currículos das autoridades elencadas para 21 de maio e cerca de 16 dos que estão relacionados para 28 de maio. O RONALDO promete agilizar essa situação. O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO já confeccionou os diplomas que serão entregues na Câmara Municipal, faltando ainda a assinatura do vereador NELO RODOLFO e a chancela do Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito.
Com início às 11:30 horas, a cerimonialista CECÍLIA DE ARRUDA procede a solenidade do hasteamento das bandeiras. WILLIAM MASCARENHAS e REINALDO BRESSAINE estão presentes, bem como a banda da Guarda Civil Metropolitana. Algumas mensagens vindas pelo celular preocupam-me. Acompanhado do WILLIAM, vamos almoçar no Círculo Militar. Ali encontramos o Deputado Estadual CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO e o Assistente Militar da Assembléia Legislativa, CORONEL PM HELSON LEVER CAMILLI.
No Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, nossa secretária MARINEI cuida dos eventos que irão acontecer em maio, principalmente os relacionados com o dia 14 (ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, no ANHEMBI, onde serão entregues medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC), dia 22 (Entrega da Medalha MMDC para nossos associados), dia 23 (Entrega da Medalha MMDC na comemoração do DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA) e outros documentos prioritários em andamento. Ó CAPITÃO PM CAPARROZ, Secretário das Medalhas, comparece para assinar diplomas e levá-los para o Conselho de Honrarias e Mérito. O retorno para GUARULHOS é realizado sem problemas.
Nesta noite recebo um telefonema do JUIZ RICARDO BRAGA MONTE SERRAT. Ele viajará para São Paulo amanhã e irá até o Obelisco do IBIRAPUERA no período da tarde.

A Polícia Civil tenta desvendar a morte do empresário da área de cinema CÁSSIO YAZBEK, de 46 anos. ele foi encontrado morto no banheiro do HOTEL GRAN PLAZA, no PARAÍSO, às 15 horas. De acordo com a Polícia Militar, um funcionário da limpeza achou CÁSSIO dentro da banheira do local, com as mãos algemadas a uma tubulação e com um saco plástico na cabeça. Ao lado do corpo havia uma cartela de remédio.
CÁSSIO apresentava sinais de tortura pelo corpo, conforme a polícia. Nenhum suspeito foi preso. O hotel também possui flats, onde clientes moram por um tempo. Ainda não há informações do que o empresário fazia no local já que ele reside nos JARDINS, zona sul. Nesta noite, peritos do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa estiveram no local. As câmeras de segurança podem ajudar a desvendar o homicídio. Testemunhas contaram ter visto CÁSSIO nesta manhã conversando com dois homens no saguão do hotel. O último trabalho no cinema do empresário foi como gerente financeiro de um filme a respeito do escritor PAULO COELHO.

Um estudante foi morto após ser baleado próximo à faculdade onde estudava, na Rua PROFESSOR CAMPOS DE OLIVEIRA, em CAMPO GRANDE, região de INTERLAGOS, na zona sul. O crime aconteceu por volta das 18:30 horas de ontem.
O aluno de design gráfico JORDI KAWAKAMI FORES, de 27 anos, chegou com seu carro, uma PAJERO preta, e estacionou a cerca de 50 metros da entrada da universidade. Ainda dentro do veículo, foi abordado por um ladrão. Na versão de testemunhas, JORDI teria permanecido dentro do veículo, ainda ligado, enviando mensagens pelo celular.
Uma câmera de segurança de uma empresa gravou a ação do bandido. Ele anda tranquilamente e passa pelo carro. Ao perceber que o universitário está dentro dele, sozinho, o assaltante bate com a arma no vidro do motorista.
As imagens mostram JORDI abrindo a porta, mas, em seguida, ele tenta segurar a arma do assaltante. O bandido, então, atira. A bala acertou a boca da vítima, que morreu no local. Após o crime, o suspeito saiu correndo sem levar nada.
Segundo a polícia, foram três disparos - somente um pegou no jovem. A principal linha de investigação da Polícia Civil é de roubo. Como o veículo não tinha seguro, JORDI pode ter reagido para salvar o patrimônio.
Os investigadores acreditam que mais duas pessoas participaram do crime. Elas teriam colaborado na fuga.
O entorno do campus universitário do SENAC tem várias empresas, mas não é movimentado. Alunos e os poucos vizinhos afirmaram, hoje, que a região é violenta. "Uma moça foi assaltada e esfaqueada há três semanas aqui nessa rua. Eu já tive meu carro roubado", disse a autônoma ANTÔNIA SILVA, 39.
O 99º DP (CAMPO GRANDE), responsável pela área, registrou aumento de 58% no número de roubos em março deste ano em comparação ao mesmo período de 2014. A Polícia Militar disse que o policiamento é intensificado nos horários de saída e entrada dos alunos da faculdade.
Em nota, o SENAC disse manter duas rondas monitoradas nas imediações do campus, que tem também câmeras de segurança. Uma comissão da universidade participa de reuniões com as polícias Civil e Militar.
JORDI foi enterrado hoje. Abalados, os familiares não permitiram a entrada da imprensa no local. Uma tia do jovem disse apenas que ele adorava estudar e já cursava sua segunda faculdade. JORDI tinha uma irmã e era o filho mais velho. (AMANDA GOMES para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

A Polícia Civil de CAMPINAS prendeu, hoje, o líder da quadrilha que assaltou o depósito da rede de lojas MAGAZINE LUIZA em LOUVEIRA, no interior de SÃO PAULO.
ALBIAZER MACIEL DE LIMA, conhecido como "BIA", de 38 anos, é considerado o principal ladrão de cargas do Estado de SÃO PAULO. Os policiais do DEIC encontraram LABIAZER em SOROCABA.
O bandido também teria liderado, confirmando a linha de investigação da polícia, o assalto a um prédio da SAMSUNG, quando foram levados milhões de reais em produtos eletrônicos em julho do ano passado, em CAMPINAS.
No MAGAZINE LUIZA, que teve os galpões arrombados na madrugada de sábado, a quadrilha priorizou os notebooks, tablets, smartphones e câmeras fotográficas.
Os policiais apreenderam com BIA um fuzil e grande quantidade de munições 7.62 mm, 18 celulares e dois veículos. Os investigadores também encontraram dois notebooks e um tablet, que o suspeito guardou de lembrança do roubo à SAMSUNG.
Uma picape TOYOTA HILLUX e um VOLKSWAGEN FOX foram encaminhados à Justiça. Os celulares, segundo os policiais, eram utilizados pelo bando para comunicação durante as invasões. BIA era foragido da Justiça desde 2001, quando fugiu da prisão onde cumpria pena de 50 anos por roubar um banco no GUARUJÁ. Ele possui outras passagens por roubos. A equipe do 2º Patrimônio do DEIC investigava a quadrilha desde o ano passado.
O próximo objetivo agora é identificar e prender o restante dos envolvidos tanto no roubo da SAMSUNG como no do MAGAZINE LUIZA.

Balanço divulgado hoje (5) pelo Ministério das Relações Exteriores informa que nove  brasileiros não foram localizados pelo consulado, depois do terremoto do dia 25 de abril, que matou mais de 7.500 pessoas, no Nepal.
Segundo o levantamento, ao menos 36 dos 218 brasileiros que estavam no país conseguiram deixá-lo até o momento. Entre eles não há registro de mortes. Dois tiveram ferimentos leves.
De acordo com o Itamaraty, a embaixada em Katmandu procura brasileiros refugiados em hotéis, escolas, organizações não-governamentais e prédios públicos, para verificar se precisam de cuidados médicos ou de atendimento especial.
A empresária brasiliense Mercedes Berlin estava em Katmandu com um grupo de 14 pessoas quando aconteceu o terremoto. “Nós estávamos no Templo dos Macacos quando começou o terremoto. Foi um barulho estrondoso e a terra começou a tremer. Eu pensei que ia voar e segurei em uma grade. Tinha acabado de descer do templo”, lembra Mercedes.
Segundo a empresária, que chegou ao Nepal no dia 23 de abril, todos correram em desespero para um local a céu aberto onde permaneceu por três horas, até ter segurança para voltar ao hotel. “Disseram que [o tremor] durou 30 segundos, mas sempre parece bem mais. Acho que demorou um minuto a terra tremendo”,
O cenário descrito por Mercedes era de pessoas completamente desnorteadas, que não podiam voltar para casa e não sabiam o que fazer. Além disso, muitos dos prédios que conheceu no dia anterior estavam parcial ou totalmente destruídos.
Os brasileiros passaram a noite em um hotel, que cedeu lugares para turistas. No dia seguinte, antes de irem para o aeroporto, houve outro tremor forte. O grupo de 14 pessoas tinha passagem marcada para voltar no dia seguinte e todos conseguiram sair do Nepal no dia 26.

O grupo terrorista ESTADO ISLÂMICO reivindicou hoje o atentado contra um concurso de caricaturas sobre MAOMÉ, organizada no TEXAS, ESTADO UNIDOS. Por meio da sua emissora de rádio os extremistas transmitiram que "dois soldados do califado atacaram uma exposição de caricaturas contra o profeta em GARLAND, TEXAS, AMÉRICA". o EI proclamou um califado nos territórios que controla no IRAQUE e na SÍRIA. Os atiradores foram mortos por seguranças antes de entrar no evento e ambos já foram identificados. A ação criminosa foi anunciada pelos terroristas no TWITTER 15 minutos antes. O grupo prometeu novos ataques aos EUA.

Mais de 70 funcionários ficaram sem emprego após o fechamento do grupo editorial venezuelano "6to PODER". O departamento que  combate o crime organizado e o terrorismo confiscou computadores, desalojou as pessoas e, após o Ministério Público ter decretado o congelamento de suas contas, fechou as portas. Os jornalistas atribuem às inúmeras investidas ao governo de NICOLÁS MADURO, já que o grupo se oposiciona contra o governo. Já o MP diz que o "6to PODER" não consegue "justificar as altas quantias que maneja". LEOCENIS GARCIA, dono do conglomerado, está preso desde 22 de março por lavagem de dinheiro.