domingo, 26 de julho de 2015

OTAN CONVOCA REUNIÃO DE EMERGÊNCIA APÓS PEDIDO DA TURQUIA! - MARCEL HIRATAEM

OTAN CONVOCA REUNIÃO DE EMERGÊNCIA APÓS PEDIDO DA TURQUIA!

Marcel HirataemSempre Guerra - Blog de Fato - Há 3 horas
*O secretário-geral da aliança militar Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, convocou uma reunião de emergência na terça-feira para discutir segurança a pedido da Turquia, depois de um ataque suicida a bomba na última semana e da operação das forças de segurança turcas contra o Estado Islâmico e o os militantes do PKK, partido curdo.* A Otan disse em comunicado neste domingo que o Conselho do Atlântico Norte, que inclui os embaixadores dos 28 países aliados da Otan, vai se reunir após pedido da Turquia para oferecer consultoria de acordo com o artigo 4... mais »

25 DE JULHO DE 2015 - SÁBADO

DIA   V I N T E   e    C I N C O    DE    J U L HO    DE    2015   -    S  Á  B  A  D  O.
78 anos, 6 meses e 28 dias de idade
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
16º DIA DO ANO 66º
57 anos e 52 dias na PMESP.
56 anos e 164 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 218 dias – 488 084 horas.
51 anos e 322 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 134 dias no Posto de Coronel – 328 meses e 12 dias.
4 anos e 18 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 055 dias CORONEL - 23 anos e 224 dias na reserva.
10 603-255 228                         10 055-241 744                              10 321-249 084.
DIA DE SÃO TIAGO. Era irmão de SÃO JOÃO EVANGELISTA e foi particularmente privilegiado entre os apóstolos, pois esteve presente na transfiguração de NOSSO SENHOR e na agonia no horto. Foi o primeiro dos doze apóstolos a sofrer o martírio, no ano 44 de nossa era. Seu sepulcro, em COMPOSTELA, norte da ESPANHA, é até hoje centro de peregrinação mundialmente famoso.

DIA DO MOTORISTA
DIA DO ESCRITOR
DIA DO TRABALHADOR RURAL

SÃO CRISTÓVÃO é considerado o padroeiro dos motoristas por ter carregado um menino, que ele não sabia ser CRISTO, durante uma travessia de um rio. No começo, o garoto pesava como uma palha nos seus ombros, mas conforme avançavam no rio o menino se tornava mais pesado. Por ter conduzido CRISTO de uma margem até a outra, há a identificação da categoria profissional dos motoristas com SÃO CRISTÓVÃO. De acordo com a Igreja Católica Apostólica Romana, SÃO CRISTÓVÃO quase se afogou para ajudar o menino a atravessar o rio. Só ao chegar a outra margem, reconheceu o pequeno viajante. Retirado do calendário litúrgico católico em 1969 por haver dúvidas de sua verdadeira existência, SÃO CRISTÓVÃO continua a ser venerado em todo o mundo como protetor dos viajantes e motoristas. SÃO CRISTÓVÃO viveu provavelmente na SÍRIA e sofreu o martírio no século II. Seu culto remonta ao século V. 

448 a. DIEGO DE LOSADA funda a cidade de SANTIAGO DE LEÓN DE CARACAS, atual capital da VENEZUELA, em 25 de julho de 1567.
147 a. tomada da fortaleza de HUMAITÁ, na GUERRA DO PARAGUAI, em 25 de julho de 1868.
132 a. nasce ANDRÉA AMÍLCARE BENITO MUSSOLINI, em 25 de julho de 1883 - MUSSOLINI era conhecido como o "DUCE".
119 a. nasce tia MANOELA em 25 de julho de 1896 e falece em 20 de julho de 1971.
117 a. GUERRA DOS ESTADOS UNIDOS CONTRA A ESPANHA: tropas norte-americanas desembarcam em GUANICA (PORTO RICO) e se apoderam de toda a ilha, em 25 de julho de 1898.
117 a. publicações no jornal O DIÁRIO POPULAR no dia 25 de julho de 1898: antes do senhor doutor CAMPOS SALLES enviar o ofício à Câmara dos Deputados de São Paulo, resignando o seu cargo de presidente do Estado, é bem possível que haja uma reunião, entre os chefes diretores do partido dominante, no intuito de resolverem a pergunta seguinte: qual o nome que tem que ser oficialmente apresentado para substituir o Senhor Doutor MANOEL FERRAZ DE CAMPOS SALLES, na presidência do Estado?
A começar de 1 de agosto os trens noturnos para o RIO partirão da gare do Norte às 5 horas e 45 minutos da tarde, vendendo-se passagens de ida e volta com uma redução de 25%.
Entraram no sábado em julgamento os acusados SALVADOR LAZARO e DOMINGOS JACCOPETTI, pronunciados como passadores de notas falsas. Os réus foram absolvidos.
O doutor FRANCO DA ROCHA, diretor do Hospício de Alienados, fez remover no sábado para o estabelecimento montado pelo governo em JUQUERI, setenta e sete enfermos de moléstias mentais, confiados à sua guarda.
Informam-nos de que na Rua do GASÔMETRO está funcionando um boliche sem para isso tenha licença municipal. Consta mesmo que esse boliche já foi duas vezes intimado a não funcionar, mas estas intimações foram burladas.
É opinião geral em NOVA YORK que o GENERAL CALIXTO GARCIA recusará os contingentes de tropas cubanas, pedidos pelo GENERAL NELSON MILLES, para fazerem parte de expedição que vai tomar PUERTO RICO.
Telegramas de HAITI dizem que a expedição comandada pelo GENERAL MILLES que segue em demanda de PUERTO RICO chegou a SAINT NICHOLAS. O desembarque será efetuado simultaneamente por GUANICA e FAJARDO.
Comunicações de SANTIAGO DE CUBA anunciam que os espanhóis estão alarmados com a proclamação do Presidente KINLEY que promete garantir a propriedade das feitorias e muares.   
116 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 25 de julho de 1889: ao nosso escritório vieram diversos pescadores da várzea do PARI pedir-nos que chamássemos a atenção dos poderes competentes para o modo bárbaro por que é feita a pesca a dinamite no trecho do Rio TIETÊ, compreendido entre a PONTE GRANDE e a CONCEIÇÃO. Dizem esses pescadores que constantemente desce pelo rio grande quantidade de peixes mortos, isto depois das fortes detonações que se ouvem e que bem mostram o modo pelo qual é feita a pesca.
De conformidade com os decretos 3.253 e 3.267 foram chamados os negociantes vendedores de calçados e perfumarias para pegar na Delegacia Fiscal do Tesouro Federal a patente de registro para o consumo dos referidos produtos. Uns fizeram o pagamento, outros não, mas todos vendem. Apurem os fatos.
Em CATALÃO e em muitos pontos do TRIÂNGULO MINEIRO grassa com intensidade a peste nos suínos, dizimando-os em grande parte. Em alguns porcos importados tem-se manifestado a mesma peste, havendo sucumbido alguns deles.
No dia seguinte à chegada de ZOLA em PARIS, uma senhora trajando com suma distinção e sobraçando um enorme invólucro, perguntou na Rua de BRUXELAS onde morava o grande escritor. O guarda disse – RUA BRUXELAS, número tanto. Ela caminhou vagarosamente até a porta e o guarda sempre a segui-la. Aí a senhora não bateu; abriu o invólucro e deixou cair uma grande massa das mais finas rosas.
PARIS – noticia a imprensa que o CAPITÃO DREYFUS, depois de sua degradação, pela primeira vez vestiu ontem a sua farda de capitão do Exército francês. “LE MATIN”, noticiando o fato, afirma que DREYFUS chorou comovido depois que se fardou; em seguida voltando-se para um oficial que estava presente disse: “Os meus galões honrados estão puros e imaculados como a honra da FRANÇA”.      
114 a. tem início nas FILIPINAS uma revolta contra os ESTADOS UNIDOS, comandada por EMÍLIO AGUINALDO, partidário da independência do país, em 25 de julho de 1901.
110 a. nasce o escritor búlgaro ELIAS GANETTI em 25 de julho de 1905 e falece em 14 agosto de 1994. ELIAS GANETTI é uma dessas figuras tentaculares que conseguem abarcar a vastidão cultural de seu tempo e exprimir-se nos mais variados gêneros literários para estudá-la, criticá-la, enriquecê-la. Amálgama de um verdadeiro cadinho de línguas e vivências, tornou-se um dos intelectuais europeus mais incisivos do pós-guerra, graças a seu rigoroso senso estético, à defesa de posições estremadas e de convicções que não se deixaram distorcer nem mesmo em face de circunstâncias vividas. Foi criado em casa dos avós maternos que se exprimiam em ladino, língua falada pelas comunidades judaicas da EUROPA central e meridional (especialmente da BULGÁRIA e da IUGOSLÁVIA), trazida para esses países pelos judeus expulsos da ESPANHA em 1492. Só veio aprender o búlgaro pelo contato com os empregados domésticos, pois os próprios pais preferiam na intimidade o alemão, nostálgicos de seus anos estudantis na VIENA do IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO, onde sonhavam tornar-se atores do teatro oficial. A estréia literária de GANETTI  foi realizada com um drama em versos (JUNIUS BRUTUS), e duas peças teatrais (HOCHZEIT, O CASAMENTO, de 1932 e KOMÖDIEK DER EITELKEIT, COMÉDIA DA VAIDADE, de 1934). Residindo nas proximidades do hospital psiquiátrico STEINHOFF, e inspirado em BALZAC, concebe o plano de escrever uma série de novelas que tivessem por tema a loucura humana. A primeira delas, DIE BLENDUNG (literalmente, O OFUSCAMENTO), lançado em VIENA em 1935, seu primeiro e único romance, só lhe traria notoriedade muitos anos depois, graças às traduções inglesa e francesa (inicialmente com o título de A TORRE DE BABEL, tendo GANETTI mais tarde adotado AUTO-DE-FÉ para todas as edições. Em 1937, começam as primeiras evidências de anti-semitismo na EUROPA e, no ano seguinte, HITLER ocupa a ÁUSTRIA. Nos anos subseqüentes, ELIAS concentra-se na preparação de sua obra MASSE UND MACHT (MASSA E PODER), um de seus escritos capitais, em que estuda, de forma inteiramente pessoal o conceito de massa, seus deslocamentos, concentrações, ações e reações, afastando-se das idéias dominantes à época, de tal forma que os nomes de MARX e FREUD são citados apenas uma vez, e numa pequena nota. Em 1946 sai a tradução inglesa de DIE BLENDNUNG, tornando seu nome conhecido nos meios literários da EUROPA livre. Em 1952, adquire cidadania inglesa e será nessa qualidade que receberá em 1981 o prêmio NOBEL, acompanhado do embaixador do REINO UNIDO na SUÉCIA. Em seu discurso de agradecimento, em vez de mencionar o HOLOCAUSTO judeu, como todos esperavam, alerta o mundo contra a barbárie de HIROSHIMA. Em 1969, escreve DER ANDERE PROZESS. KAFKAS BRIEFE AN FELICE (O OUTRO PROCESSO. CARTAS DE KAFKA (à sua noiva) FELICE),  em que estuda a luta interior de KAFKA entre sua confortável vida burguesa e seu isolamento individual, utilizando interpretações psicanalíticas totalmente heterodoxas. Ao morrer, em 1994, ELIAS GANETTI deixou uns inúmeros inéditos para a Biblioteca de ZURIQUE, estipulando que a publicação de suas memórias só deviam ser publicadas 30 anos mais tarde. Contudo, no ano do centenário de nascimento, sua filha ANNA resolveu publicar uma parte delas (PARTY IN THE BLITZ), em que o relacionamento com MURDOCH é minuciosamente detalhado.
106 a. francês LOUIS BLÉRIOT consegue ser o primeiro piloto a voar os 33 quilômetros de distância entre a FRANÇA e a GRÃ-BRETANHA, através do CANAL DA MANCHA, em 25 e julho de 1909. Seu avião era o BLÉRIOT XI, de fabricação própria.  
105 a. do RESTAURANTE GUANABARA, inaugurado em 25 de julho de 1910.
104 a. (VILA AMERICANA) A estação da PAULISTA a ser iluminada a querosene. Temos um bom serviço de iluminação elétrica, que bem que poderia estender à estação, cuja luz dos lampeões à noite dá ao local um aspecto tristonho. (publicado no DIÁRIO POPULAR no dia 25 de julho de 1911. 
  97 a. nasce ANTÔNIO CÂNDIDO, no dia 25 de julho de 1918. Apesar de ter aprendido a ler, ainda pequeno, em livros sobre mitos germânicos, o professor de literatura ANTÔNIO CÂNDIDO sempre manteve distância cautelosa da mitologia. Conhecido mais como crítico literário, nunca se considerou um especialista e jamais se arrependeu de ter feito o curso de Ciências Sociais. Foi, segundo ele, a coluna vertebral de sua visão do mundo – literária, inclusive – e credita seu interesse na área ao amigo FLORESTAN FERNANDES, cujo filho, FLORESTAN FERNANDES JÚNIOR, acaba de dirigir um documentário sobre ele, que vai ao ar pela TV BRASIL, no dia 25 de julho de 2008. Como de costume, ANTÔNIO CÂNDIDO é a figura central, mas só aparece em gravações antigas. Há muito não concede entrevistas e não abriu exceção nem para o filho do amigo FLORESTAN, que teve de recorrer a entrevistas gravadas há alguns anos e convocar os amigos para falar dele. E são muitos. Quatro deles participaram no dia 14 de julho de 2008, no teatro da USP, de um debate em que analisaram o papel fundamental que os livros FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA (1957) ou OS PARCEIROS DO RIO BONITO (1964) tiveram na vida intelectual do País no último meio século: a professora de literatura WALNICE NOGUEIRA GALVÃO, o historiador CARLOS GUILHERME MOTTA, o sociólogo FRANCISCO DE OLIVEIRA e o jurista FÁBIO KONDER COMPARATO.
CÂNDIDO apareceu nesse debate tanto como o professor que tirou do limbo autores antigos (GREGÓRIO DE MATOS, entre eles) quanto o crítico que contribuiu para criar a revista CLIMA e o SUPLEMENTO LITERÁRIO DO “ESTADO”, revelando novos escritores (CLARICE LISPECTOR, por exemplo), além de ser lembrado como o militante político que ajudou a fundar o PARTIDO DOS TRABALHADORES em fevereiro de 1980. ANTÔNIO CÂNDIDO teria gostado de ouvir episódios de uma vida marcada por fatos pitorescos e amizades com os maiores intelectuais que este país já teve, de MÁRIO DE ANDRADE a SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA, passando por PAULO EMÍLIO SALLES GOMES, DÉCIO DE ALMEIDA PRADO, LOURIVAL GOMES MACHADO e RUY COELHO. Foi militante do GRUPO RADICAL DE AÇÃO POPULAR, que, em 1942, espalhou panfletos contra a ditadura do ESTADO NOVO, condenando-o por manter um posicionamento neutro com os países do EIXO até VARGAS ser obrigado a romper relações diplomáticas contra o nazi-fascismo. Um ano depois, CÂNDIDO e outros jovens formados em Direito organizaram uma FRENTE DE RESISTÊNCIA e, em 1944, por iniciativa do amigo PAULO EMÍLIO SALLES GOMES, criador da CINEMATECA BRASILEIRA, essa frente manteve contato com um grupo de comunistas dissidentes que discordavam do apoio do PC a VARGAS. Entre eles estava CAIO PRADO JÚNIOR, lembrado pelo historiador CARLOS GUILHERME MOTTA, no debate da USP, como um dos representantes da oligarquia, da “gauche elegante”, que refletiu sobre as desigualdades do BRASIL. CÂNDIDO seria, segundo ele, o limite do pensamento radical da classe média que freqüentou a Faculdade de Filosofia, apesar de o crítico sempre ter se definido como “desprovido de cabeça política”. Tendo convicção e princípios, não sabia transformá-los em ação, disse numa entrevista, revelando ter um fundo de ceticismo que “atrapalha os ímpetos da militância”.     
  84 a. da posse de LAUDO FERREIRA DE CAMARGO como INTERVENTOR do Estado de SÃO PAULO, em 25 de julho de 1931. Permaneceu no cargo até 13 de novembro do mesmo ano, quando foi substituído pelo CORONEL MANUEL RABELO. GETÚLIO VARGAS, ditador, nomeou, mais tarde, PEDRO DE TOLEDO para a interventoria de SÃO PAULO, tendo assumido em 7 de março de 1932. No dia 18 de julho de 2004, faleceu sua filha MARIA APPARECIDA DE ALMEIDA CAMARGO, no RIO DE JANEIRO, aos 94 anos. Era irmã do doutor LAUDO DE ALMEIDA CAMARGO, ex-presidente do Conselho Federal da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL e ex-secretário da Justiça do ESTADO DO RIO.
  84 a. nasce o Cel. PM Ref. ALBERTINO LOPES DE AGUIAR em 25 de julho de 1931. Foi o instrutor de Hipismo e Hipologia, na ESCOLA DE OFICIAIS, nos anos 1960, quando minha turma estava no CFO. Ele era 1º Tenente naquela época.   
  83 a. FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – QUARTEL GENERAL – 1ª SEÇÃO – São Paulo, 25 de julho de 1932 – 1ª Parte
Exclusão por falecimento
No Estado Maior da Força, do senhor General Comandante Julio Marcondes Salgado e no C/I/M, do senhor major José Marcelino da Fonseca, falecidos nesta Capital, no dia 23 do corrente, vítimas do desastre ocorrido na manhã daquele dia.
Traduzindo os sentimentos de pesar da Força Pública, o senhor capitão Heliodoro Tenório da Rocha Marques, proferiu ontem, por ocasião dos funerais, a seguinte oração:-
COMANDANTE SALGADO,
CAPITÃO MARCELINO,
São Paulo inteiro está de luto e a Força Pública de armas em funeral, pelos vossos trágicos desaparecimentos da vida terrena.
No meio das atribulações que nos cansam o físico e inquietam o espírito, eu não posso encontrar palavras que bem traduzam a comoção que nos vai n´alma pelas perdas irreparáveis que todos deploramos.
Falar de vós, comandante Salgado, é falar da intrepidez, da resistência moral, do grande espírito empreendedor e da vontade indomável de bandeirante que, em luta de vida e morte contra o homem e a natureza, não encontrou desfalecimentos na grande obra de demarcação e expansão geográfica da Pátria Brasileira.
Fostes um lutador incansável e um patriota cujo nome, passada esta primeira fase de incompreensão e exacerbação dos espíritos, há de ser glorificado não somente em São Paulo, onde já o é, mas no Brasil inteiro, como um dos maiores vultos da nacionalidade brasileira.
São Paulo inteiro já vos conhece de sobra, mas eu, falando em nome da Força Pública, como testemunha que fui da firmeza e elevação de idéias e de sentimentos com que vos conduzistes nos mais angustiosos momentos por que vem passando a nossa pátria de certo tempo a esta parte, julgo-me com o direito de dizer duas palavras sobre a vossa brilhante atuação em prol da causa da libertação de São Paulo e da redenção do Povo Brasileiro.
28 de abril de 1931 marca um gesto de exaltação cívica de nossas tropas e do povo paulista, no primeiro grito de alerta em prol da causa ora em marcha acelerada para a vitória;
23 de maio de 1932 marca o segundo passo à frente, no grande trabalho de mobilização das forças morais e materiais que se têm contraposto aos esforços que a ditadura ainda desenvolve, em desespero de causa e por instinto de conservação;
9 de Julho de 1932 marca o início da marcha invencível do Exército da Liberdade contra os defensores forçados da ditadura que nos infelicita e humilha perante os povos civilidados.   
  82 a. nasce o Major PM Ref. ALGERT JOSÉ KADLUBA em 25 de julho de 1933.
  81 a. nazistas que queriam a unificação entre a ÁUSTRIA e a ALEMANHA assassinam o chanceler austríaco ENGELBERT DOLLFUSS, em 25 de julho de 1934.
  72 a. da queda do governo de BENITO MUSSOLINI, em 25 de julho de 1943.  Ele completava sessenta anos de idade. Foi preso junto com seus colaboradores, após o desembarque aliado na SICÍLIA.
  71 a. nasce o ator NEY LATORRACA em 25 de julho de 1944.
  69 a. do lançamento da segunda bomba, no dia 25 de julho de 1946, no ATOL DE BIKINI. Danos bem piores foram causados pela BAKER (“PADEIRO”), como ela foi batizada. Essa bomba foi armada em cabos 27 metros abaixo da superfície do mar, bem no meio da área de testes. Quando seus 21 quilotons entraram em ação, uma parede de água se ergueu no mar. A coluna de borrifos e neblina era inteiramente diferente do cogumelo observado nas bombas atômicas que explodiram no ar. Às 21:38 horas, a equipe que sobrevoava o posto da explosão anunciou que a parede d´água havia atingido 2.400 metros de altura. Quando a nuvem começou a se dissipar, 40 minutos depois da explosão, não se podia ver o menor traço do encouraçado ARKANSAS. O cruzador SARATOGA estava adernado para estibordo, e o encouraçado NOVA YORK também sofrera enormes danos. No total, oito “navios-cobaias” naufragaram. Três ilhas da região foram completamente vaporizadas: BOKONIJIEN, AEROKOJLOL e NAM. A partir de 1947, os militares voltariam ao local e os EUA promoveriam 1.050 testes nucleares entre o DESERTO DE NEVADA e as ILHAS MARSHALL. Só em 1963 um tratado internacional viria a proibir explosões no mar. Em BIKINI, contaminado por décadas, a assinatura gerou comemoração.
  69 a. ESTADO MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS (EMFA), criado em 25 de julho de 1946.
  64 a. entra em vigor uma nova constituição em PORTO RICO, no dia 25 de julho de 1951. O país adquire a condição de “Estado livre associado” dos ESTADOS UNIDOS.
  59 a. transatlântico italiano “ANDREA DORIA” afunda após chocar-se com o barco sueco “STOCKHOLM”, em 25 de julho de 1956. Cinqüenta passageiros morrem.
  58 a. proclamação da República na TUNÍSIA, em 25 de julho de 1957, após 250 anos de monarquia.
  53 a. representantes de 14 países que participam em GENEBRA da Conferência de Desarme aprovam a neutralidade de LAOS, em 25 de julho de 1962.
  52 a.  nasce o cantor LEONARDO em 25 de julho de 1963.
  51 a. das anotações feitas em 25 de julho de 1964 (sábado). ANO 15º - MÊS 1º - DIA 16º - 6 anos e 51 dias na FORÇA PÚBLICA – 63 dias como 2º TENENTE – 310 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O sábado amanhece chuvoso, tristonho e com muita ventania. Minha mulher tinha planos de ir hoje em POÁ, mas não pode realizar seu intento.
Não me preocupei muito com o tempo, pois não queria sair de casa. Penso em descansar bem da semana atribulada que passou.
Começo a ler a obra de GABRIEL BONNET “GUERRAS INSURRECIONAIS E REVOLUCIONÁRIAS”. BONNET é um coronel francês, ex-professor do Centro de Preparação à Escola Superior de Guerra da FRANÇA. A tradução é do MAJOR RUBENS MÁRIO JOBIM.
Muita coisa interessante passo a ver nesse livro: as causas insurrecionais (antagonismos políticos e sociais, religiosos e econômicos). Leio algo sobre a personalidade do líder revolucionário, sobre as sociedades secretas, sobre o TÜGENDBUND e o CARBONARISMO.
As crianças também ocupam uma boa parte do sábado e, além de tudo lisso, temos a televisão: CHÁ DAS BONECAS – REPÓRTER ESSO – A MARCA DO ZORRO – BONANZA e noticiários.
  50 a. das anotações realizadas em 25 de julho de 1965 (domingo). ANO 16º- MÊS 1º - DIA 16º -  7 anos e 51 dias na FORÇA PÚBLICA - 428 dias como 2º TENENTE - 675 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Desde cedo minha mulher anda atarefada com os bolos para a festinha de aniversários de nossas filhas MARIZETE e MARIZE. Elas também estão contentes por causa da data. Não levanto cedo. Minha manhã é curta e a passo ouvindo o programa da BANDEIRANTES - SUCESSOS EM REVISTA: 16º lugar, TEMA DO FILME "MOSCOU CONTRA OO7"; 15º, HISTÓRIA DE UM HOMEM MAU; 14º, GAROTA MODERNA; 13º, EMOÇÃO; 12º, ROCK AND ROLL MUSIC; 11º, A CASA DE IRENE; 10º, ARRASTÃO, COM ELIS REGINA; 9º, SENTIMENTAL DEMAIS; 8º, SOMETIMES ON THE FRIDAY; 7º, CARCARÁ; 6º, MENINA LINDA; 5º, PROFESSOR APAIXONADO; 4º, ARRIVERDECI AMORE MIO; 3º, YO QUE NO DIGO; 2º, SI PIANGI...SI RIDI; 1º, NÃO QUERO VER VOCÊ TRISTE (terceira semana neste posto).
Termino a leitura do segundo volume de TRIBOULET - Romance de MICHEL ZEVACO que continua em "O PÁTIO DOS MILAGRES" cuja leitura inicio hoje.
A tarde é agradável e quase em seu final, fazemos a festa da MARIZE e MARIZETE, somente entre nós, sem nenhum convidado.
Saio depois com MARIA. Vamos passear na ÁGUA FRIA, mas voltamos logo. Assistimos televisão e dentre os programas sobressaem: VIAGENS AO FUNDO DO MAR, pelo canal 7.
O futebol paulista continua nesse domingo. O CORINTHIANS vence a PRUDENTINA, em PRESIDENTE PRUDENTE, por 3 a 2, após estar inferiorizado no marcador por 2 a 0. O SÃO PAULO volta a perder: é derrotado pelo JUVENTUS por 2 a 1. No clássico entre PALMEIRAS e PORTUGUESA DE DESPORTOS temos um empate de 1 a 1.
  49 a. uma bomba explode no aeroporto de RECIFE, onde pousaria o avião do GENERAL COSTA E SILVA, candidato à sucessão do presidente CASTELLO BRANCO, em 25 de julho de 1966. No saguão, dezenas de pessoas aguardam a chegada do GENERAL COSTA E SILVA, candidato à presidência. Às 8:50 horas, uma maleta é encontrada em uma banca de jornal, a poucos metros do aeroporto. O jornaleiro pede que um guarda-civil a leve para a seção de achados e perdidos. O agente dá alguns passos e o objeto explode. Dentro dele havia uma bomba-relógio. O guarda perde uma perna e o secretário de Segurança de PERNAMBUCO ficou sem quatro dedos da mão esquerda. O almirante da reserva NÉLSON GOMES FERNANDES e o jornalista ÉDSON RÉGIS DE CARVALHO morreram na hora. Outras doze pessoas ficaram feridas. COSTA E SILVA, que seria escolhido presidente indiretamente em outubro, não estava lá (uma pane fez a aeronave em que ele viajava descer no aeroporto de JOÃO PESSOA). Começou assim, com um atentado desastrado e jamais assumido por qualquer organização, uma espécie de guerra civil não-declarada no BRASIL. De um lado, as Forças Armadas. De outro, homens e mulheres que não aceitavam o governo dos militares.
  47 a. de minha visita ao jornal “A VOZ DE BRAGANÇA”, acompanhado pelo tenente JOSÉ DARAIA, comandante do sub-destacamento da Polícia Rodoviária de BRAGANÇA PAULISTA. Eu era primeiro-tenente e servia no 1º Batalhão “TOBIAS DE AGUIAR”. Foi em 25 de julho de 1968.
  38 a. do encontro do cadáver de CLÁUDIA LESSIN RODRIGUES nas pedras do CHAPÉU DOS PESCADORES, na Zona Leste do RIO, no dia 25 de julho de 1977.
  37 a. do BEBÊ DE PROVETA. LOUISE BROWN nunca ganhou um prêmio NOBEL nem descobriu a cura de nenhuma doença. Seu nome, entretanto, é um símbolo da medicina moderna. Seu grande mérito foi simplesmente ter nascido, a partir de um óvulo fertilizado em laboratório, no dia 25 de julho de 1978. LOUISE foi o primeiro ser humano gerado fora do útero, em cima de uma placa de vidro, inicialmente. A fertilização “in vitro” foi vista por muitos como uma aberração moral e um atentado contra a vida. Para o VATICANO era “um evento que poderia ter graves conseqüências para a humanidade”. ROBERT EDWARDS e PATRICK STEPTOE, entretanto, não se intimidaram. Por mais de três anos, os dois pesquisadores britânicos travaram uma batalha científica para reproduzir no laboratório o que a natureza havia desenvolvido ao longo de milhões de anos de evolução. Foram necessárias centenas de tentativas, na base da tentativa e erro, até se chegar a LOUISE. “Foi uma realização fantástica, que envolvia muito mais do que a infertilidade”, afirmou EDWARDS, em uma de suas raras entrevistas. “Envolvia temas como células-tronco e a ética da concepção humana. Eu queria saber exatamente quem estava no comando, se era DEUS ou os cientistas no laboratório!”. A conclusão “Éramos nós”, responde o pesquisador. No quarto de século que se seguiu, mais de um milhão de crianças foram concebidas por fertilização “in vitro”. A tecnologia evolui rapidamente e a reprodução humana se transformou em uma das principais fronteiras da ciência. A década de 80 foi voltada quase que inteiramente para o tratamento da infertilidade feminina. Surgiram o ultra-som e os medicamentos para estimulação hormonal dos ovários. Na década de 90, a atenção voltou-se para os homens. LUCI DA SILVA BUNN, de SÃO JOSÉ (SC) diz: “Tinha uma filha de um ano na época, e a história me marcou. Estávamos curiosos para saber se ela seria uma criança normal. Algumas pessoas acreditavam que ela era uma aberração e não sobreviveria.”  
  37 a. seleção Argentina ganha o Campeonato Mundial de Futebol em 25 de julho de 1978.
  36 a. ISRAEL devolve ao EGITO seis mil hectares da península do SINAI, em 25 de julho de 1979. Outras anotações feitas nesta data: CORONEL PM RIGONATTO vai ao velório da genitora do CORONEL PM Res CABETTE, na VILA MARIANA.
O caso da ROTA 66 preocupa o Comandante. MAJOR PM BRIZOLA e CAPITÃO PM CAMARGO vêm ao CPChq por causa de uma solenidade marcada para amanhã na 1ª Companhia do 3º BPChq. Despedida do CABO PM NELSON FIGUEIREDO após completar 30 anos de serviço e ter reformado. Faço um agradecimento ao cabo.
O TENENTE-CORONEL PM SYNÉSIO assume a Chefia do EM/CPC.
À tarde visitamos a irmã da LUCINDA na VILA BUENOS AIRES. Elas conversam sobre o caso do namorado da CÉLIA, sobrinha das mesmas, que na semana passada descobriram ser casado e pobre, não filho de fazendeiro como se dizia. Dona DEOLINDA, mãe da CÉLIA, irmã da LUCINDA e dona ESMERALDA, ficou pior de saúde depois de saber o risco que sua filha estava passando.
Lembramos que o primeiro bebê de proveta está completando hoje o seu primeiro ano de vida.
PAULO MALUF continua com suas tentativas junto a PETROBRÁS para prospecção de petróleo em SÃO PAULO.
Prossegue a crise na Santa Casa de SANTOS.
FUTEBOL: GUARANI 2 x SÃO PAULO 0
                    CORINTHIANS 1 x NOROESTE 1.
  35 a. do PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA, filho do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR e neto da LUCINDA. É pai do IAGO, que também faz aniversário nessa data. PAULO CÉSAR nasceu em 25 de julho de 1980. IAGO, seu filho, nasceu em 25 de julho de 2002. 
  32 a. da morte do locutor esportivo ÉDSON LEITE, em 25 de julho de 1983.  Transmitiu as COPAS de 1954, 1958 e 1962.
  31 a. da posse do então Ten. Cel. GALDINO no Comando do 11o. BPMM, no dia 25 de julho de 1984.
  31 a. nasce o atacante FABIANO VIEIRA SOARES em AMÉRICO BRASILIENSE (SP), em 25 de julho de 1984. Jogou no GUARATINGUETÁ (SP), no BANGU (RJ), PSV (HOLANDA), ATLÉTICO SOROCABA (SP), GUARANI (SP) e no ano de 2006 é atacante do SANTOS. No dia 30 de julho de 2006, o atacante FABIANO foi do céu ao inferno durante o clássico contra o SÃO PAULO. Em sua segunda partida como titular do SANTOS, o jogador não se intimidou contra o tricolor e marcou dois gols na goleada de 4 a 0. No entanto, não pôde saborear direito o seu feito e muito menos o expressivo resultado conquistado pela sua equipe. No começo do segundo tempo, o centro avante sofreu uma leve entorse no joelho direito e só conseguiu deixar o gramado carregado. A contusão assustou os torcedores, que lembram que FABIANO já havia sofrido uma cirurgia na articulação esquerda. FABIANO chegou ao SANTOS em 2005. Sua primeira chance com a camisa do PEIXE foi na partida contra o CORITIBA, no BRASILEIRO de 2005, quando entrou e marcou dois gols. Depois veio a contusão no joelho esquerdo, seis meses de fisioterapia e tratamento intensivo para se recuperar. Liberado para voltar aos gramados, FABIANO foi dispensado do time pelo técnico WANDERLEY LUXEMBURGO no começo de 2006 e foi emprestado ao GUARANI. Lá, disputou o Campeonato Paulista e marcou quatro gols em doze partidas. Com problemas no ataque, LUXEMBURGO pediu a reintegração de FABIANO antes do recesso do CAMPEONATO BRASILEIRO. Durante o intervalo do NACIONAL, o jogador participou inter-temporada com os companheiros e ganhou a atenção especial do treinador. O jogador ganhou sua chance no time na partida contra o JUVENTUDE. E não decepcionou: deixou a sua marca. Na partida seguinte veio o confronto contra o SÃO PAULO e a fatídica contusão no joelho, que deixou o jogador arrasado e sem dar declarações depois de sua substituição.    
  31 a. cosmonauta soviética SVETLANA SAVITSKAYA torna-se a primeira mulher a caminhar no espaço, em 25 de julho de 1984.
  31 a. morre JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS, escritor brasileiro, em 25 de julho de 1984.
  30 a. falece o cantor CARLOS GALHARDO, em 25 de julho de 1985. 
  28 a. das seguintes anotações em 25 de julho de 1987: o PM BATISTA vem me buscar no serviço às 8:30 horas. Tive muito trabalho na madrugada com o caso do TENENTE PM JOÃO ANTÔNIO CORRÊA DE MORAES. Hoje o PAULO CÉSAR está completando sete anos de idade. Suas tias MARGARIDA e ESMERALDA ajudam a LUCINDA na festa do menino.
Na minha biblioteca procuro, neste sábado, colocar meu diário em dia e a papelada referente aos jornais da última semana. Mesmo assim penso nas provas da semana que vem – terceira verificação corrente de CIÊNCIAS SOCIAIS, CIÊNCIA POLÍTICA e CONJUNTURA NACIONAL.
PAULO CÉSAR, aniversariante, e muitas crianças da nossa rua fazem uma algazarra danada dentro de casa.
À tarde chegam: DORA e as crianças MARCELO, ALEXANDRE e KELLEN CRISTINA; JOSE CARLOS e SÔNIA; MARIA, irmã da LUCINDA. Vamos buscar a MARIA JAPONESA para trazer também uma encomenda de três bandejas de empadinhas. Depois das 17 horas, com muitas crianças da Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO começa a pequena festividade do 7º Aniversário do PAULO CÉSAR.
A partir das 19 horas as visitas vão se retirando. Levo dona ESMERALDA, Senhor ANTÔNIO, DORA e as crianças para as suas casas. Tudo volta à calma em casa, muito embora com bastante trabalho para a LUCINDA.
O alemão-ocidental BÓRIS BECKER venceu o americano JOHN McENROE numa partida de tênis nos EUA que durou seis horas e 38 minutos e foi a mais longa da história. Foi válida pela TAÇA DAVIS.
O Corporativismo domina a Constituinte. Depois de ler o anteprojeto da futura Constituição, o Ministro da Previdência e Assistência Social, RAPHAEL DE ALMEIDA MAGALHÃES ironizou: “Se a baleia não entrar, vai ser uma tremenda humilhação”.
Hoje o CORINTHIANS vence o GUARANI por 3 a 1 e assume a vice-liderança do Campeonato.  
  26 a. da Solenidade na Santa Casa de Misericórdia onde o Coronel PM FRANCISCO TEIXEIRA entrava para a IRMANDADE DA SANTA CASA, em 25 de julho de 1989.
  25 a. da LEI que define os CRIMES HEDIONDOS, assinada em 25 de julho de 1990.
  24 a. transf. reserva: Cel. PM TADAO FUGITA, no dia 25 de julho de 1991. Foi meu colega no CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA em 1987.
  24 a. falece o jogador de futebol CAFURINGA, em 25 de julho de 1991. Também faleceu nessa data, ISAAC BASHEVIS SINGER - Prêmio NOBEL DA LITERATURA DE 1978.
  24 a. transf. res. : Ten. Cel. ALDEMIRO CONRADO DOS SANTOS, em 25 de julho de 1991.
  24 a. governo da GUATEMALA e a guerrilha assinam em QUERÉTARO (MÉXICO) um acordo para garantir a democratização do país, em 25 de julho de 1991.
  22 a. falece o Dr. HERMAN MORAES BARROS, veterano de 32, em 25 de julho de 1993.
  22 a. em que aviões e helicópteros israelenses atacaram em massa bases no território libanês da guerrilha do HEZBOLLAH, na maior incursão desde a guerra de 1982, e as operações não pouparam nem posições guarnecidas por soldados da SÍRIA, um dos países árabes que negociavam a paz com ISRAEL: seis soldados sírios foram mortos, em 25 de julho de 1993.
  22 a. da prisão do piloto RICARDO CAMPOS, funcionário do malandro PAULO CÉSAR FARIAS, o PC, na BRASIL-JET TÁXI AÉREO. Ele se entregou à Polícia Federal, com prisão decretada pelo juiz federal PEDRO PAULO CASTELO BRANCO desde o dia 30 de junho de 1993, por crime de sonegação fiscal. RICARDO, que estava em MIAMI, foi preso por volta das 21:50 horas de 25 de julho de 1993, dentro do BOEING que fazia o vôo dos EUA para BRASÍLIA.
  22 a. em que o catador de papel WÁGNER DOS SANTOS, de 22 anos, um dos sobreviventes da CHACINA DA CANDELÁRIA, reconhecia dois PMs dos onze que foram apontados pela Divisão de Defesa da Vida da Polícia Civil como mandantes do crime, em 25 de julho de 1993.
  21 a. do acordo realizado pelo rei HUSSEIN, da JORDÂNIA, e o primeiro-ministro YITZHAK RABIN, selando o fim de 46 anos do estado de beligerância entre os dois países. Um caloroso aperto de mão e um pacto para buscar a paz e a amizade, no dia 25 de julho de 1994. Numa cerimônia na CASA BRANCA, os dois líderes assinaram uma declaração conjunta escrita em termos quase bíblicos, com o presidente BILL CLINTON, saboreando, para variar, um sucesso na política externa, dando mostras de óbvia satisfação.
  18 a. transf. reserva: Cel. PM GILBERTO AUDI DA CRUZ e o Cel. PM HÉLIO GALINDO, no dia 25 de julho de 1997. Outras anotações nesta data: nesta sexta-feira nossa casa comemora os 17 anos do PAULO CÉSAR. LUCINDA, MARLENE e JOÃO GOMES querem proporcionar um churrasco em comemoração ao seu aniversário. O PAULO CÉSAR, no entanto, prefere a companhia de seus amigos. Não vou para SÃO PAULO. Desde a madrugada a VIA DUTRA é paralisada por causa de manifestações de transportadores de carga que bloqueiam a estrada, causando enorme congestionamento. Por outro lado, caravanas de SEM TERRA, SEM TETO e outros anarquistas de momento, lideradas pela CUT e PARTIDO DOS TRABALHADORES, vindas de diversos pontos de SÃO PAULO, vão invadir o Centro da Cidade. Isso é algo mal visto pela população, prejudicada pelas arruaças. Dizem que o Movimento ABRA O OLHO, BRASIL é contra a atual política econômica do Governo. No entanto nada apresenta de concreto, de útil e se torna um movimento eleitoreiro. A finalidade real é aproveitar da atual crise do governo para promover o PT, com LULA candidato a presidente em 1998. Em minha biblioteca, leio os jornais O ESTADO, DIÁRIO POPULAR e JORNAL DA TARDE.
O churrasco do PM JOÃO GOMES, ajudado pelo seu amigo LUISÃO, vai sair depois das 15 horas. O aniversariante entra e sai e assim vai completando o seu aniversário. LUCINDA e MARLENE aguardam a chegada do material para construção dos cômodos assobradados. Acontece que isso não dá certo hoje. A espera foi totalmente inútil. Releio, ao longo das horas desta data, os dias19 a 31 de julho e 1º de agosto dos anos de 1975 a 1982. Também revejo os dias 26 a 31 de julho e 1º de agosto de 1994 a 1996.
Pela televisão, acompanho o frustrado Movimento ‘ABRA O OLHO, BRASIL”, um confronto da oposição contra o governo FHC. Antipático pelo transtorno causado à população, o Movimento perdeu muito na sua finalidade. Com isso, FHC sai fortalecido desse confronto.
Por volta das 20 horas, no cruzamento das Avenidas TANCREDO NEVES e NOSSA SENHORA DA SAÚDE, o TENENTE-CORONEL PM LÍSIAS CAMPOS VIEIRA reage a um assalto praticado por dois ladrões. No tiroteio uma bala atingiu um dos olhos de LÍSIAS e uma bala perdida vai atingir o ex-administrador regional da VILA PRUDENTE, ROBERTO SCONAMÍGLIO, de 47 anos, no ombro. A bala se aloja na espinha de ROBERTO. Há risco de ficar paraplégico.
O ex-deputado federal e estadual pelo RIO GRANDE DO SUL, PAULO MINGARONI, de 67 anos, faleceu às 19:20 horas num hospital em SÃO PAULO. MINGARONI foi vítima de um assalto no final da tarde. Ele retirava de sua empresa dinheiro para pagar seus funcionários. Foi abordado por dois homens que circulavam numa moto, quando levou dois tiros na cabeça. TORNEIO DE KITZBUEHEL: na AUSTRIA, fecharam as quartas de final. SLAVA DOSEDEL venceu MARCELO FILIPPINI; JULIAN ALONSO derrotou HERNAN GUMY; FILIP DEWULF ganhou de YEVGENI KAFELNIKOV e GALO BLANCO bateu STEFAN KOUBEK. As semifinais serão: JULIAN ALONSO contra SLAVA DOSEDEL e GALO BLANCO contra FILIP DEWULF. l      
  17 a. das anotações feitas em 25 de julho de 1998: PAULO CESAR DE OLIVEIRA completa 18 anos de idade neste sábado. Adquire a maioridade. Com quase 1m90, mas com a cabeça não muito boa, não quis estudar na infância e adolescência. Chega perigosamente aos 18 anos, sem profissão definida. Com as asas acobertadoras da “vovó” LUCINDA, foi atravessando os anos sem responsabilidade alguma, muito dado à rua, problemático no relacionamento com os adultos, não aceitando reprimendas. Por imposição da LUCINDA, mesmo antes de completar os 18 anos, ganhou uma motocicleta. Ainda não tirou a Carteira de Habilitação e, às vezes, dá suas escapadas de moto, deixando a “vovó” LUCINDA sobressaltada.
Nesta manhã, no circuito de ZELTWEG, com muita chuva, forma-se o “grid” de largada para o GP da ÁUSTRIA, na Fórmula1. Atipicamente o Pole Position é o italiano GIANCARLO FISICHELLA. O segundo lugar fica para JEAN ALESI. Em terceiro sairá MIKA HAKKINEN. Em quarto está MICHAEL SCHUMACHER. Em quinto aparece RUBENS BARRICHELLO. Em sexto EDDIE IRVINE.
GUSTAVO KUERTEN vence CARLOS MOYÁ e fará a final do TORNEIO DE STUTTGART, na ALEMANHA, contra KAROL KUCERA.
Na tarde, o CORINTHIANS começa bem o Campeonato Brasileiro. Na abertura do certame, no MARACANÃ, vence o VASCO por 1 a 0. O gol é de MARCELINHO CARIOCA cobrando uma falta.
Termina no ANHEMBI a FENASOFT, recebendo 200 mil pessoas neste sábado.
Passo hoje a motocicleta que compramos como presente para o PAULO CESAR Deverá providenciar a transferência do veículo para o seu nome.
Ontem à noite, ladrões entraram na casa do CORONEL PM JOÃO ROBERTO DA FONSECA, atual comandante do CPA/M-7 – GUARULHOS. Mora na Rua CASA DE PEDRA, no TREMEMBÉ. O CORONEL PM FONSECA chegava em casa com sua filha, a estudante VIVIANE LOPES FONSECA, de 21 anos, no FIESTA, quando foi rendido por três assaltantes. Obrigado a entrar na residência, onde estavam sua esposa, ERACEMA LOPES FONSECA, de 45 anos, a outra filha do casal, AMANDA, de 13 anos e a empregada DINALVA, de 20 anos. Aproveitando uma distração de um dos ladrões, o CORONEL PM FONSECA reagiu e baleou um deles. Os outros dois fugiram. ERACEMA havia conseguido escapar pelos fundos da casa com a filha mais nova e a empregada e ligou para a PM da casa de um vizinho. Quando os PMs CINTRA e MACEDO chegaram, os outros bandidos já tinham escapado com o carro do coronel. GLAUTON, o bandido preso, foi autuado em flagrante, levado para o pronto-socorro, onde foi submetido a cirurgia. Ele já tinha passagens por roubo e fugiu da Penitenciária de FRANCO DA ROCHA em 12 de maio.     
  16 a. falece o ator RONNY CÓCEGAS, humorista que interpretava o GALEÃO CUMBICA na ESCOLINHA DO BARULHO, em 25 de julho de 1999.
  16 a. grande vitória do Pólo Patriótico, coalizão de partidos que apóia o presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, nas eleições da Assembléia Nacional Constituinte, em 25 de julho de 1999. Outras notícias neste domingo: a festa do PAULO CÉSAR invade a madrugada e LUCINDA fica atenta a tudo. O resultado é que hoje ela levanta depois das 10 horas. A partir das 9 horas, assisto na GLOBO a corrida do GP DA ÁUSTRIA, no circuito de ZELTWEG. Logo na saída, COULTHARD dá um toque com seu carro no líder MIKA HAKKINEN. Este, vai para o final da fila e faz uma corrida de recuperação. COULTHARD lidera boa parte das voltas, com BARRICHELLO em segundo, IRVINE em terceiro, FRENTZEN em quarto; MIKA SALO em quinto e VILLENEUVE em sexto. Na dança dos “pit-stops” vence EDDIE IRVINE. Assume a ponta e ganha o GP DA ÁUSTRIA. BARRICHELLO não consegue levar o carro até o final. “Estoura” o motor. DAVID COULTHARD chega em segundo. MIKA HAKKINEN é o terceiro. HEINZ-HARALD FRENTZEN em quarto. ALEXANDER WURZ em quinto e PEDRO PAULO DINIZ em sexto.
No MUNDIAL DE PILOTOS MIKA HAKKINEN tem 44 pontos; em segundo aparece EDDIE IRVINE com 42 pontos; MICHAEL SCHUMACHER é o terceiro com 32 pontos; HEINZ-HARALD FRENTZEN com 29 pontos está em quarto; o quinto é DAVID COULTHARD com 28 pontos; o sexto é RALF SCHUMACHER com 19 pontos. GIANCARLO FISICHELLA aparece em sétimo com 13 pontos.
Terminada a corrida, começo a caminhada para mais uma visita à minha mãe, em POÁ. A primeira etapa é a subida da Rua SARRACENI passando na banca do senhor FRANCISCO para a compra das revistas ÉPOCA e ISTO É e jornal AGORA. Depois começa a viagem de ônibus, até a estação TUCURUVI. De metrô, alcanço a estação ARTUR ALVIM às 12:45 horas. Ali perco um bom tempo para entrar no trem da CPTM. Corre devagar, pára muito tempo, em GUAIANASES. Com isso, vou chegar em POÁ quase às 14 horas.
Minha mãe almoça comigo. Minha filha MARIZETE e meu neto FELIPE chegam depois da refeição. O meu genro ADALVO está em SANTA BÁRBARA D´OESTE (visita um parente que está com sério problema na coluna). MARIZETE esteve, recentemente, no MATO GROSSO DO SUL e conta episódios desse passeio a um sítio de um tio do ADALVO.
Não descanso à tarde. Minha mãe deixa-me preocupado com uma conversa que fica ouvindo banda de música, risos de criança e “vê” borboletas e bichos em casa. Os seus delírios têm causa desconhecida. Os seus 90 anos pesam em tudo isso. Preciso conversar com meu irmão sobre esse problema. Às 18 horas, embarco no PASSARO MARRON. Não viajo no trem da CPTM porque o desastre de descarrilamento de uma composição, no meio da semana, afetou os horários dos trens.
Chego tarde em casa. Fico sabendo que o CORINTHIANS estreou no Campeonato Brasileiro com uma goleada no GAMA (DISTRITO FEDERAL) por 4 a 0; todos os gols marcados por LUIZÃO, que fez sua estréia no TIMÃO. O SÃO PAULO goleou o ATLÉTICO MINEIRO, no MORUMBI: 5 A 1. O SANTOS derrotou o PARANÁ, em CURITIBA por 2 a 0. Outros resultados: BOTAFOGO 4 x PORTUGUESA 2; GUARANI 2 x INTERNACIONAL 1; SPORT CLUBE RECIFE 0 x VASCO 0; FLAMENGO 1 x PONTE PRETA 0; CORITIBA 2 x VITÓRIA 0; GRÊMIO 2 x ATLÉTICO PARANAENSE 1.
O brasileiro TONY KANAAN venceu as 500 MILHAS em MICHIGAN (Fórmula INDY). Em segundo ficou o colombiano JUAN PABLO MONTOYA (atual líder com 129 pontos); PAUL TRACY, terceiro; MICHAEL ANDRETTI, quarto; DARIO FRANCHITTI, quinto (é o segundo no campeonato, com 118 pontos); CHRISTIAN FITTIPALDI chegou em oitavo.
Depois de 21 dias de internação, RONNY CÓCEGAS morreu hoje, às 11:10 horas, na UTI do Hospital SÃO CAMILO. O humorista, de 59 anos, que interpretava o GALEÃO CUMBICA na ESCOLINHA DO BARULHO, foi internado no dia 4 de julho com complicações no aparelho digestivo, em decorrência de cirrose. Morreu por falência múltipla dos órgãos.         
  15 a. da comemoração dos vinte anos do PAULO CÉSAR em companhia de sua namorada KÁTYA, no dia 25 de julho de 2000.
  15 a. do recebimento de um telefonema de minha mãe, nervosa, contando detalhes do acidente automobilístico envolvendo o MÁRCIO, neto de tia COTA, filho da CARMINHA. Ele estava internado na UTI do hospital PADRE BENTO, com traumatismo craniano e uma clavícula quebrada. O telefonema de minha mãe foi dado em 25 de julho de 2000.
  15 a. de um acidente aéreo em PARIS, em 25 de julho de 2000: Queda de um CONCORDE, causando a morte dos cem passageiros, quase todos turista alemães, e os nove tripulantes. Em terra, morreram quatro pessoas e doze ficaram gravemente feridas. O avião da AIR-FRANCE deixou o aeroporto CHARLES DE GAULLE às 16H45 (em Paris), llh45 em BRASÍLIA. Dois minutos depois se espatifou em chamas sobre um hotel perto de PARIS.
  15 a. do PALMEIRAS ganhando o título da COPA DOS CAMPEÕES ao vencer o SPORT, do Recife, por 2 x 1, no dia 25 de julho de 2000. Ainda ficou com o direito de disputar a Taça LIBERTADORES DA AMÉRICA,  em 2001.
  15 a. Corte Suprema do CHILE não aceita os exames médicos pedidos pela defesa de PINOCHET, no processo sobre sua imunidade parlamentar.

ACONTECEU EM 25 DE JULHO DE 2001 : -   QUARTA-FEIRA
O movimento deflagrado pelo policiais por uma reposição salarial de 41,04% está bem perto da radicalização por parte da Polícia Civil. Percebe-se que está havendo um racha no movimento. A Polícia Militar não quer a greve. As reuniões continuam na Associação dos Oficiais da Reserva, na Rua TABATINGUERA. Quando passo por lá, às 11 horas, os discursos estão inflamados.
O Comandante Geral, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, em reunião em BRASÍLIA, sugeriu ao Ministro da Justiça, JOSÉ GRÉGORI, que se faça uma lei que aumente o controle sobre policiais. No MMDS discutimos muito essa situação delicada dos policiais. Há até idéia de se dar Poder de Polícia ao Exército quando convocado para substituir a Polícia Militar ou Polícia Civil.
A tarde na Sociedade Veteranos de 32-MMDC é um tanto quanto agitada. O RODRIGO quer reunir representantes da UNINOVE e da Polícia Militar para uma exposição no mês de agosto. O presidente, Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, está preocupado com essa reunião marcada para amanhã.
Um engenheiro entra em contato comigo para marcar uma reunião na sexta-feira, dia 27, para estudar uma maneira de combater os cupins no Monumento Mausoléu.
Uma discussão sobre Pensão Especial aos ex-combatentes de 32 e aposentadoria começou na Assembléia Legislativa, através carta de dona THEREZINHA ao Presidente daquela Casa de Leis. O GENERAL aposentado MEIRA MATTOS mandou-nos uma carta sobre o assunto.
Em casa, LUCINDA conta que JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA telefonou de PERNAMBUCO para dizer que os médicos ainda estão em dúvida quanto a verdadeira origem da doença de sua mãe. Agora surge uma versão que seu mal é a vesícula inflamada. Enquanto não se decide o que fazer com dona JOSEFA, de 78 anos, o JOSÉ vai ficando por lá.    

Encerro a sindicância que fiz sobre o "CASO ORLY", não sendo possível imputar dolo aos implicados: OREZ, CRISTIANO e LUZ. Faço uma admoestação generalizada, a fim de não se repetir acontecimentos desagradáveis no futuro. Tomo uma atitude de não permitir o envolvimento de oficiais do MMDS em operações semelhantes. Isso irá contrariar interesses de alguns deles.
O EX-PM MARCELO DE OLIVEIRA CHRISTOV, de 34 anos, foi condenado a 59 anos e seis meses de prisão pela morte de ÂNDERSON PEREIRA DOS  SANTOS, de 14 anos, THIAGO DE PASSOS FERREIRA, de 16, e PAULO ROBERTO DA SILVA, de 21. O julgamento foi no Fórum da PRAIA GRANDE, e a sentença definida de madrugada. O crime ocorreu em 17 de fevereiro de 1999, quando os três rapazes foram abordados pelos PMs na saída do baile de carnaval da ILHA PORCHAT, na madrugada da quarta-feira de cinzas.

Terminou no início da madrugada, com uma decisão contraditória, o julgamento do skinhead MARCELO PEREIRA MARTINS, de 20 anos, no 1o. Tribunal do Júri, Barra Funda. Os jurados o absolveram da acusação de matar o adestrador de cães ÉDSON NÉRIS DA SILVA e da tentativa de homicídio contra DARIO PEREIRA NETO, mas, por unanimidade de votos, o consideraram culpado de formação de quadrilha. Ainda decidiram que MARCELO perseguiu DARIO e deu um soco no rapaz, criando outra acusação, a de lesão corporal. O juiz LUÍS FERNANDO CAMARGO DE BARROS VIDAL considerou a decisão tão conflitante que deixou o  julgamento em diligência para que o Ministério Público apresente recurso de anulação. MARCELO teve a liberdade provisória decretada e voltou para casa, depois de passar um ano e cinco meses na cadeia.

ANA MARIA BRAGA descobriu na semana passada, após exames de rotina, estar com um tumor maligno no intestino grosso. Aos 51 anos, esta é a segunda vez que a apresentadora do "MAIS VOCÊ", da GLOBO, teve um câncer de pele e ficou completamente curada. Será submetida a exames complementares para definir o tratamento. Nesta noite, em entrevista ao "JORNAL NACIONAL", falou do novo câncer. É um tipo raríssimo. Amanhã, no seu programa normal, falará sobre a doença. 

CHACINA DEIXA TRÊS MORTOS na Rua JACUTINGA, Parque ESTELA, em GUARULHOS - Foram assassinados DERNIVAL DE JESUS SANTOS, de 26 anos, sua namorada ROSÂNGELA RIBEIRO DE SOUSA, de 35 e sua irmã DELM MARIA SANTOS, de 19 anos. Foram executados a tiros. Há dois anos, em 24 de julho de 1999, ROSÂNGELA, na época com 33 anos, escapou da morte da 32a. chacina daquele ano, ocorrida no Parque Piratininga, divisa de GUARULHOS com ITAQUAQUECETUBA.

FALECEU CARMEM PORTINHO, aos 98 anos. Foi a primeira urbanista a se formar no país. Pioneira da arquitetura modernista no Brasil, ela construiu e administrou o Museu de Arte Moderna do RIO, sendo responsável pela fase áurea da instituição. Ela também foi a criadora da pioneira ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL. Desempenhou um importante papel na defesa dos direitos da mulher nas primeiras décadas do século 20, o que lhe garantiu o título de "a grande dama da modernidade".

MORREU o ginecologista e obstetra FERNANDO ESTELLITA LINS, conhecido pelo incentivo a concepção por meios naturais, como o parto de cócoras, inclusive no serviço de saúde pública. Aos 71 anos, vítima de uma embolia pulmonar, no RIO DE JANEIRO.

MORREU a deputada indiana PHOOLAN DEVI. Foi assassinada com três tiros quando chegava em sua casa. Conhecida como a RAINHA DOS BANDIDOS, PHOOLAN (nome que significa rainha das flores) comandou centenas de saques nas décadas de 70 e 80 e distribuía comida e dinheiro aos indianos das castas inferiores, das quais ela mesma era proveniente. Acredita-se que tenha matado mais de 50 pessoas. Elegeu-se para o  Parlamento em 1.996 com milhares de votos. Sua vida inspirou diversos filmes e livros. Estava com 38 anos.

FOI NOMEADO ARCEBISPO do RIO DE JANEIRO, dom EUSÉBIO OSCAR SCHEID, de 68 anos. Substituirá em setembro o cardeal-arcebispo dom EUGÊNIO SALES, 80 anos, que ficou três décadas à frente da arquidiocese e agora se aposenta. DOM EUSÉBIO é o arcebispo de FLORIANÓPOLIS.
 
O Congresso dos ESTADOS UNIDOS aprova um projeto para a retirada das restrições às viagens de norte-americanos à CUBA.

A lava do vulcão ETNA é lançada a altitudes de 2.600 metros. Volta a cobrir os céus da SICÍLIA, destruindo parte de um teleférico.

Nas FILIPINAS, o MAYON – que já tivera uma erupção em junho – voltou a lançar lava e produzir colunas de fumaça. A pior erupção do MAYON, localizado a 2.476 metros de altitude, ocorreu em 1814, quando 1.200 pessoas morreram.

2 002 (N A) : -           QUINTA-FEIRA
O JORNAL DA TARDE mostrava como a população seria afetada com a constante alta do dólar registrada nas bolsas de valores. O preço da gasolina e dos alimentos eram os que mais aumentariam. Além disso, o estudante de medicina MATEUS MEIRA, que havia matado 3 pessoas em um cinema da capital em 1999, havia conseguido uma liminar para retornar às aulas.
Está publicado no O ESTADO DE SÃO PAULO de hoje: A NESTLÉ vai investir na restauração do Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera. O monumento terá estrutura e fachada revitalizadas. Cerca de R$ 500 mil serão gastos nas reformas, que devem durar seis meses. O obelisco tem infiltrações e desgaste de material. Entre as obras previstas estão a troca de estruturas metálicas e hidráulicas. A empresa não é a primeira a recuperar um monumento. AMBEV e a UNILEVER patrocinaram o restauro do Monumento às Bandeiras.

Como já era de esperar, o Cel. CANAVÓ ameaça a Sociedade Veteranos de 32-MMDC por causa da assinatura do contrato com a NESTLÉ. O pior é que não conversa com o presidente ou comigo, deixando recado com os funcionários do MMDC. Como ele é meio pancada ninguém liga pelo que fala, mas, de certa maneira, cria caso. O Sr. MARCONDES já está sabendo disso e não quer conversa com o CANAVÓ.
Passo pelo MMDS, mas não dá para fazer qualquer coisa porque a sala de inteligência está desativada. Comentamos com os oficiais o acontecimento de ontem no Monumento–Mausoléu quando, finalmente, ganhamos a parada pela restauração do mesmo.
Na Sociedade, começa a trabalhar hoje a DIRETORA DO SERVIÇO SOCIAL, dona MARIA HELENA MARCONDES. Atende as pessoas que vêm à procura de certidões para a PENSÃO ESPECIAL. Aos poucos, a advogada, parente do Sr. MARCONDES, vai se enfronhando nos meandros das leis que regem esse benefício. Já estou relacionando as pessoas que irão receber a MEDALHA PEDRO DE TOLEDO no dia 2 de OUTUBRO. Entre elas o Presidente da ASSOCIAÇÃO DOS CAPACETES DE AÇO, Sr. ANTÔNIO FERREIRA; os ex–estudantes da ALCÂNTARA MACHADO que elaboraram um trabalho acadêmico sobre a revolução de 32; o estandarte do REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA “9 DE JULHO”.
Telefona-me o Sr. ROMEU CICCONE, ainda perturbado com as informações contraditórias sobre o restauro do Monumento–Mausoléu. Preciso explicar a ele os motivos das “dores de cotovelo” do CANAVÓ, MASSARANI, FIAMMETTA EMENDÁBILI e mais alguém que se sentiram feridos em seus interesses não muitos honestos. O Sr. MARCONDES telefona-me, também querendo saber notícias sobre essas pessoas. Ele não vem à Sociedade hoje, como também não vem o Cel. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES.
Quando retorno para casa, encontro LUCINDA eufórica pelo nascimento do IAGO EL MOUALLEM DE OLIVEIRA, seu bisneto, filho do PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA e KÁTYA EL MOUALLEM, nascido de uma cesariana no Hospital NIPO BRASILEIRO, nesta tarde, por volta das 15 horas. O JOÃO, que é o avô do IAGO, levou sua mãe para conhecer o bisneto. A criança tem 45 cm e pesa 3 quilos e 750 gramas. Tudo correu bem com a KÁTYA. IAGO nasce justamente quando seu pai completa VINTE E DOIS ANOS DE IDADE.

FALECEU o Desembargador HÉLIO DE QUADROS ARRUDA, aos 83 anos. Foi procurador de Justiça e desembargador do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO. Professor da Pontifícia Universidade Católica de SÃO PAULO e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

O juiz corregedor dos Presídios da Capital, OCTÁVIO AUGUSTO MACHADO DE BARROS FILHO, de 49 anos, adiantou hoje à tarde que não irá autorizar a saída do universitário MATEUS DA COSTA MEIRA da prisão para cursar a disciplina de treinamento em oftalmologia – uma espécie de estágio – na Faculdade de Ciências da SANTA CASA. MEIRA, preso desde novembro de 1999, por ter matado três pessoas e ferido outras cinco numa sessão de cinema no MORUMBI SHOPPING, ganhou na justiça o direito de matricular-se na disciplina de treinamento em oftalmologia.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, MARCO AURÉLIO MELLO, determinou hoje a transferência da cantora mexicana GLÓRIA TREVI da delegacia de polícia no CRUZEIRO, onde estava detida, para a residência das IRMÃS MESSIONÁRIAS DE SÃO CARLOS BORROMEU SCALABRIANAS, um convento também em BRASÍLIA. Ela permanecerá em prisão domiciliar junto com o filho ANGEL GABRIEL, de cinco meses, e a ex- secretária MARIA RAQUENEL, apelidada de MARY BOQUITAS, que estava no presídio da PAPUDA. Elas estão presas no BRASIL desde o início de 2000, a pedido do governo mexicano que as acusava de corrupção de menores e rapto. Nesse período, GLÓRIA TREVI engravidou quando era mantida sob a custódia na Superintendência da Polícia Federal.

PAULO COELHO, o autor brasileiro que mais vende livros no BRASIL e no mercado editorial internacional, é, aos 54 anos, o mais novo – e mais jovem – integrante da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, passando a ocupar a cadeira 21, que antes pertencia ao economista ROBERTO CAMPOS. Na eleição de hoje, o mago tornou-se, enfim, imortal, após escrutínio que registrou 22 votos a favor dele contra 15 destinados ao sociólogo HÉLIO JAGUARIBE. Entre as suas obras : O ALQUIMISTA, BRIDA, O DIÁRIO DE UM MAGO,
O novo imortal já vendeu mais de 37 milhões de livros em todo o mundo. Sua obra foi traduzida em 150 países.

A ex–porta bandeira ISAILDA DO NASCIMENTO SOUZA, a MOCINHA, um dos principais símbolos da MANGUEIRA, morreu hoje de manhã, de câncer. Ela estava com 76 anos e internada no Hospital Geral de BONSUCESSO desde segunda-feira , dia 22. MOCINHA desfilou como primeira porta–bandeira da escola por 36 anos. Era uma das integrantes mais antigas da verde–e–rosa.

O trabalho social para evitar que os jovens do MORRO DA SERRINHA, na zona norte do RIO, ingressassem no tráfico de drogas, pode ter levado o líder comunitário ANTÔNIO CARLOS SOARES DE ARAÚJO à morte. ARAÚJO era vice–presidente da associação de moradores da favela e diretor de bateria da escola de samba IMPÉRIO SERRANO. Conhecido como MESTRE MACARRÃO, ARAÚJO foi assassinado por traficantes em casa, ontem à noite. MESTRE MACARRÃO foi morto com tiros de fuzil na porta de casa, por um grupo de bandidos da favela, onde ele nasceu e foi criado.

SUSPENSO o indiciamento do prefeito de CURITIBA, CÁSSIO TANIGUCHI, de 60 anos, do PFL. Ele é acusado de ter mantido um caixa dois de 30 milhões de reais na campanha eleitoral de 2000.

Turbulência máxima no mercado financeiro. O dólar, além de bater o quarto recorde consecutivo na semana encostou na barreira dos TRÊS REAIS, chegando a ultrapassá-la em alguns momentos.

ATIVADO o SISTEMA DE VIGILÂNCIA DA AMAZÔNIA, o SIVAM, um conjunto de radares, sensores e aviões de combate que tem por objetivo fazer a defesa militar da AMAZÔNIA. O projeto custou um bilhão e quatrocentos milhões de dólares. O sistema tecnológico foi desenvolvido pela empresa americana RAYTHEON. Em MANAUS.

HELICÓPTERO DA PM RESGATA CORAÇÃO. A ambulância como o coração ia de SOROCABA para a Capital, mas quebrou no km 3 da estrada que liga a cidade à CASTELO BRANCO, por volta das 7 horas desta manhã. Imediatamente após o problema na ambulância, o helicóptero ÁGUIA SETE da PM foi acionado para transportar o coração, que pertencia a um rapaz de 26 anos que teve morte cerebral após levar um tombo de uma bicicleta e seguia para SÃO PAULO para ser transplantado, numa cirurgia no INCOR.
A ambulância saiu do Hospital Regional de SOROCABA. O coração estava sendo mantido numa urna com gelo, envolvido em material especial, para a conservação durante o transporte. No INCOR, uma menina de doze anos, R.S.M. , já estava na mesa de cirurgia à espera do coração. O coração chegou no hospital por volta das 8 horas. A viagem aérea – que duraria 1h10 de ambulância – levou quarenta minutos.
A assessoria do INCOR informou que a cirurgia terminou às 12 horas e que a menina passa bem. 

CONTRATADO o pentacampeão RIVALDO pelo time italiano MILAN por três anos. O craque deverá receber cerca de cinco milhões de dólares por temporada.

ACERTADO entre a cantora JENNIFER LOPEZ, de 32 anos, e seu ex–marido, o coreógrafo CRIS JUDD, um acordo de divórcio. JENNIFER pagará ao ex quinze milhões de dólares. Eles ficaram casados por oito meses.

2 003   :  -    SEXTA-FEIRA
Antes das 6 horas, estamos prontos para retornar ao velório de dona ESMERALDA. O JOÃO pede a colaboração do ANDRÉ para nos levar à SANTA CASA DE MISERICÓRDIA. Vamos encontrar com muitos dos parentes que estiveram ontem no velório e também: PAULO e sua filha DANIELA; MANOEL MOREIRA DA SILVA, os filhos de dona DEOLINDA, ROBERTO e ÉDSON; Sr. JOSÉ BOARETTO e sua esposa, dona MARIA; CRISTIANE, amiga da MARLENE e muitas outras pessoas.
Pontualmente às 8:30 horas o carro fúnebre da PRIMAVERAS conduz o corpo para o conhecido Cemitério da VILA RIO. Ali, o caixão é aberto e todos vão ver dona ESMERALDA pela última vez. Ela é sepultada na QUADRA D, CONJUNTO 14, SEPULTURA OITO.
Os parentes conversam, trocando idéias sobre esse momento triste e, depois, se dispersam. Retornamos para casa. Agora, vamos nos dedicar a dois episódios alegres de nossas vidas: os vinte e três anos que o PAULO CÉSAR está comemorando hoje e o primeiro ano de vida do IAGO, bisneto da LUCINDA, filho do PAULO CÉSAR (pai e filho nasceram no dia 25 de julho). Como há necessidade de arrumar dinheiro para essas comemorações, vou para SÃO PAULO, muito embora esteja cansado. Assim é que por volta das 14 horas já estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Sr. MARCONDES também comparece no MMDC. Vamos resolver alguns problemas relativos a certidões de participação de veteranos no Movimento Constitucionalista de 32 para fins da PENSÃO ESPECIAL. Chegam os convites para a solenidade do 71º Aniversário da Revolução, marcada para 30 de julho no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. Pouca coisa produzimos hoje no MMDC. Por volta das 15 horas, inicio o retorno para GUARULHOS.

O rapaz acusado de assassinar o empresário CARLOS FRANCO VASCONCELOS, de 49 anos, em MOEMA, zona sul de SÃO PAULO, foi morto pela polícia na madrugada. RENATO DOS SANTOS PAVAN, de 26 anos, trocou tiros com PMs, baleou um soldado e, no revide, foi morto em um sobrado na região de PIRITUBA, na zona oeste. A strip-teaser CRISTIANE RODRIGUES DA SILVA, de 25 anos, namorada de PAVAN, foi presa na manhã do último domingo, dia 20 de julho, acusada de participar do crime contra o empresário, ocorrido no dia 5 de julho. Ela cumpre prisão temporária no 89º DP (PORTAL DO MORUMBI). PMs da 6ª Companhia do 4º BPMM receberam denúncia sobre o paradeiro de PAVAN, que estava com prisão temporária decretada pela Justiça. Quatro PMs foram até o sobrado de três andares à Rua NÚCLEO BANDEIRANTES, 225. PAVAN havia alugado um quarto no terceiro andar do sobrado. Os PMs bateram à porta. PAVAN estava deitado em um colchão, coberto, e sacou um revólver calibre 357. “Ele atirou e atingiu a perna de um soldado”, disse o delegado ALVIM SPÍNOLA DE CASTRO, da equipe C-Sul do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os PMs revidaram, baleando PAVAN, que acabou morrendo no PS PIRITUBA. No quarto ocupado por PAVAN o DHPP apreendeu o título de eleitor de CRISTIANE, vários documentos de terceiros, talões de cheque, cartão de crédito e vários objetos pertencentes ao empresário VASCONCELOS.
    
O piloto ALEXANDRE FREDERICO DE ALMEIDA COLAÇO, de 28 anos, baleado na cabeça e barriga durante o seqüestro de seu helicóptero – que foi utilizado para tentativa de resgate de presos em GUARULHOS – recebeu alta hoje no Hospital das Clínicas, em SÃO PAULO. COLAÇO saiu do hospital de cadeira de rodas e foi recebido por amigos em sua casa, na Zona Sul. COLAÇO foi obrigado a participar da tentativa de resgate de presos da Penitenciária ADRIANO MARREY, em GUARULHOS, no dia 6 de julho. Bandidos contrataram um vôo panorâmico e quando estavam no ar o seqüestraram. O helicóptero chegou a pousar no teto do presídio, mas os agentes penitenciários reagiram. Ele e três bandidos foram baleados.

Um ano e meio depois da morte de um filho de sete anos, em acidente automobilístico, a família do presidente estadual do PT, PAULO FRATESCHI, sofreu novo abalo. JÚLIO FRATESCHI, seu filho de 16 anos, foi vítima de um acidente de carro na madrugada de ontem, em PARATY, litoral sul do RIO, e se encontra internado em estado grave no Hospital do Servidor Público, em SÃO PAULO, para onde foi removido. JÚLIO sofreu traumatismo craniano e teve o pulmão perfurado. Ele foi submetido a uma cirurgia e, até às 19 horas, continuava em coma induzido na UTI do hospital.
O adolescente e a irmã LUIZA, além de um casal de amigos passavam férias em PARATY. Na madrugada de ontem, os quatro deixaram o centro histórico da cidade e rumavam para a casa onde estavam hospedados, em uma praia do município, quando a PARATI ocupada pelo grupo capotou no km 572 da Rodovia RIO-SANTOS, no sentido RIO DE JANEIRO. JÚLIO foi jogado para fora do carro e na queda bateu a cabeça. Os outros três ocupantes do veículo sofreram apenas ferimentos leves.
Em fevereiro de 2 002, PEDRO VIANA FRATESCHI, de 7 anos, filho do presidente do PT de SÃO PAULO, PAULO FRATESCHI, morreu em acidente na Rodovia CARVALHO PINTO, na altura de JACAREÍ, no VALE DO PARAÍBA. Ele voltava com a mãe, IOLANDA, e a irmã, BEATRIZ, também de PARATY, onde haviam passado o feriado de CARNAVAL. IOLANDA dirigia uma perua BERLINGO e perdeu o controle do carro ao ser fechada por um outro veículo. LUIZA FRATESCHI, que se acidentou ontem, seguia logo atrás da mãe em um outro carro, uma perua SANTANA, com mais quatro pessoas da família.
  
A Justiça francesa bloqueou o dinheiro do ex-prefeito e ex-governador PAULO MALUF, depositado no banco CRÉDIT AGRICOLE, e investiga a suspeita de que o 1,8 milhão de dólares foi depositado na conta em uma operação de lavagem de dinheiro. A polícia confirmou que ele foi detido e depôs durante 11 horas, ontem, para explicar a origem do dinheiro. O bloqueio foi informado pela juiza MARIVONNE CAILLIBOTTE, do Tribunal de Grande Instância de PARIS, em entrevista à BBC. MARIVONNE disse que MALUF foi liberado depois de depor em NANTERRE porque ele é “visado especificamente” na investigação. O juiz HENRI PONS, do pólo financeiro do Tribunal de PARIS, admite ainda que o dinheiro possa ser de outras pessoas, além de MALUF, que foi detido quando tentava movimentar um milhão e seiscentos mil dólares na conta. MALUF deixou hoje o hotel em PARIS, acompanhado da mulher, SYLVIA, possivelmente em direção a MÔNACO. Hoje, o assessor de imprensa de MALUF, ADILSON LARANJEIRA, divulgou a seguinte nota sobre o caso: “É muito importante que tudo seja investigado, para mostrar que as aplicações são legais e tudo não passa de exploração política. A conta de dona SYLVIA MALUF foi aberta de maneira cristalina e transparente. A lisura da conta é tão cristalina que até hoje ela não foi movimentada”.

O presidente da Federação da Agricultura do RIO GRANDE DO SUL, CARLOS SPEROTTO, e o deputado estadual gaúcho JERÔNIMO GOERGEN, que preside a comissão de agricultura da Assembléia Legislativa local, se irritaram com declarações de JOÃO PEDRO STÉDILE, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais SEM TERRA, e pediram sua prisão à procuradoria-geral de Justiça. Em palestra no dia 23 de julho, à noite, STÉDILE disse que os ruralistas são inimigos e que os SEM-TERRA não vão dormir enquanto não acabarem com os ruralistas. As afirmações repercutiram com força no meio político. O deputado RONALDO CAIADO, ex-presidente da União Democrática Ruralista – UDR – e membro da bancada ruralista acusou o Governo de não agir para evitar as invasões dos SEM TERRA e chegou a dizer que o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA será o responsável pelas conseqüências.

Continua estável e sem complicações o estado de saúde do bispo de DUQUE DE CAXIAS, dom MAURO MORELLI, internado na UTI do Hospital das Clínicas há uma semana. De acordo com o boletim médico divulgado hoje pela Assessoria de Imprensa do hospital, o bispo permanece sedado, além de receber medicamentos analgésicos para controlar o desconforto provocado por fraturas nas costelas.

O adeus ao ator da REDE GLOBO, ROGÉRIO CARDOSO, que morreu ontem, foi acompanhado por cerca de três mil pessoas, hoje, em MOCOCA, no interior de SÃO PAULO. A cidade, de 69 mil habitantes, viveu um dia de profunda consternação.

ACUSADA de comandar uma banca de jogos e manter objetos proibidos em sua cela no Centro de Prisão Provisória de APARECIDA DE GOIÂNIA, VILMA MARTINS COSTA, de 47 anos, presa desde maio sob acusação de seqüestrar ROBERTA JAMILLY e OSVALDO MARTINS BORGES JÚNIOR, o PEDRINHO. Em APARECIDA DE GOIÂNIA.

Em uma cerimônia rápida, o piloto de FÓRMULA – 3 inglesa, NELSINHO PIQUET, filho do tricampeão de FÓRMULA UM, NELSON PIQUET, fez nesta sexta-feira, dia em que completou DEZOITO ANOS, o juramento à BANDEIRA no BATALHÃO DA GUARDA PRESIDENCIAL, em BRASÍLIA. NELSINHO, que nasceu na ALEMANHA e tem dupla cidadania, brasileira e holandesa, recebeu também o certificado de dispensa do serviço militar junto com seu primo, que também se chama NELSON PIQUET.

O DIÁRIO OFICIAL de ontem, dia 24, publicou a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM DOMINGOS LIBONATI JÚNIOR, do ESTADO MAIOR ESPECIAL. Nasceu em 9 de março de 1952. Entrou na PMESP em 21 de maio de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 25 de agosto de 1979; Capitão – 24 de maio de 1987; Major – não tenho a data; Tenente-Coronel - 24 de maio de 1998.
Hoje, dia 25, o DIÁRIO OFICIAL publica outra transferência para a reserva. Vai para a inatividade o TENENTE-CORONEL PM MARCUS ALBERTO BALBINO, do CPA/M-2. Nasceu em 5 de novembro de 1951. Entrou na PMESP em 21 de julho de 1970. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 16 de abril de 1977. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1977; 1º Tenente – 25 de agosto de 1982; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1996; Tenente-Coronel – 24 de maio de 2001.
 
Ela já foi considerada por críticos britânicos como “a maior ameaça depois da bomba atômica”. VINTE E CINCO ANOS e um milhão de crianças depois do nascimento da inglesa LOUISE BROWN, o primeiro BEBÊ DE PROVETA do mundo, a humanidade não se assusta mais com a geração “in vitro”. Auxiliar de uma escola maternal em OLDHAM, perto de MANCHESTER, no noroeste da INGLATERRA, LOUISE comemorou hoje seu aniversário. Tímida, a moça loira tem como um dos seus prazeres encontrar os amigos em um “pub” da cidade. A história da inglesa, que se tornou famosa pelo simples fato de ter nascido parece muito distante de uma realidade que lembre a ficção científica.

O britânico JOHN SCHLESINGER, diretor de PERDIDOS NA NOITE, morreu hoje em PALM SPRINGS, na FLÓRIDA, EUA, aos 77 anos. Ele estava doente desde 2000, quando sofreu um derrame. Seu estado de saúde piorou nas últimas semanas, até que os médicos decidiram desligar os aparelhos que o mantinham vivo. SCHLESINGER morava em PALM SPRINGS com o fotógrafo MICHAEL CHILDERS, seu companheiro por trinta anos. Em 1969, PERDIDOS NA NOITE foi indicado em sete categorias. Ganhou em três: melhor filme, direção e roteiro adaptado (do romance original de JAMES LEO HERLIHY). Eram outros tempos. Havia o liberalismo do final dos anos 60, o gigantesco problema do VIETNÃ, e um público suficientemente politizado para digerir filmes como PERDIDOS NA NOITE e EASY RIDER (SEM DESTINO), os dois, não por acaso, lançados no mesmo ano.  Foi ator e mágico, Mexeu também com teatro e curtas-metragens. Dirigiu longas como AINDA RESTA UMA ESPERANÇA (1962), O MUNDO FABULOSO DE BILLY LIAR (1965) e LONGE DESTE INSENSATO MUNDO (1967). Trabalhou muito com ALAN BATES e JULIE CHRISTIE, dupla de atores que ajudou a lançar. Dirigiu ainda o notável O DIA DO GAFANHOTO (1975), terrível retrato dos bastidores de HOLLYWOOD adaptado de um livro de NATHANAEL WEST. Claro, não se compara a outro filme sobre o assunto, a obra-prima CREPÚSCULO DOS DEUSES, de BILLY WILDER. Ainda assim, quase 30 anos depois de sua estréia, continua sendo uma referência quando o tema tratado é a fama e suas conseqüências. SCHLESINGER dirigiu filmes de suspense considerados muito acima da média, como MARATONA DA MORTE (1976), com HOFFMAN e LAURENCE OLIVIER. Ou A TRAIÇÃO DO FALCÃO (1985), com o novato SEAN PENN. Não são maus filmes, mas a magia estava perdida.  A cada vez que um de seus filmes era lançado (o último foi SOBROU PARA VOCÊ, com MADONNA e RUPERT EVERETT, em 2000) SHLESINGER era apresentado como o eterno diretor de PERDIDOS DA NOITE.

ANUNCIARAM que esperam o primeiro filho a atriz KATE WINSLET, de TITANIC, e o diretor SAM MENDES, de BELEZA AMERICANA. Os dois se casaram em maio. KATE, de 27 anos, já tem uma filha de 3, do primeiro casamento. Em LONDRES.

SEPARARAM-SE a atriz e cantora LIZA MINELLI e o produtor musical DAVID GEST. Eles estavam casados havia dezesseis meses. Esse foi o quarto casamento de LIZA. A separação foi divulgada hoje, dia 25, em LOS ANGELES.

As gêmeas siamesas guatemaltecas que nasceram unidas pelo crânio e foram separadas há quase um ano completaram dois anos hoje. O caso das irmãs MARÍA DE JESÚS e MARÍA TERESA QUIEJ ganhou notoriedade, quando, numa operação de 24 horas, os médicos conseguiram separá-las com sucesso. A festa para comemorar o aniversário das gêmeas foi realizada no próprio hospital, com bolo e velinhas. Além da comemoração, MARÍA DE JESÚS reencontrou a irmã MARÍA TERESA, que está internada no hospital desde abril, quando ela passou por nova operação, por causa de problemas neurológicos após a operação de separação.

2 004  :   -  DOMINGO
Em SÃO PAULO, gente encapotada nas ruas. Em SANTOS, sol e praia. Enquanto na capital os termômetros registraram ontem a temperatura mais baixa do inverno –7,7 graus–, a orla da BAIXADA SANTISTA ficou lotada.

Pela manhã, a partir das 9 horas, assisto o GP DA ALEMANHA, onde, o alemão MICHAEL SCHUMACHER sai na POLE POSITION e faz uma corrida a seu modo, vencendo pela 81ª vez. É simplesmente notável o desempenho desse grande piloto, que vai se tornando um mito nesses últimos anos, batendo todos os recordes da modalidade. Participou da primeira fila pela centésima vez, fato inédito na Fórmula UM. JENSON BUTTON chega em segundo lugar; FERNANDO ALONSO, em terceiro; DAVID COULTHARD em quarto; JUAN PABLO MONTOYA em quinto; MARK WEBBER em sexto; ANTÔNIO PIZZONIA em sétimo; TAKUMA SATO em oitavo. RUBENS BARRICHELLO chegou apenas em 12º lugar, com FELIPE MASSA em 13º.
 
Na tarde, MARLENE e LUCINDA aprontam a nossa casa para uma pequena comemoração dos 24 anos do PAULO CÉSAR e dos 2 anos do IAGO. Mais tarde chegam: Dona ESMERALDA (irmã da LUCINDA), JOSÉ (também seu irmão), DORA, SÔNIA, KELLEN CRISTINA, KÁTYA, dona SORAYA, senhor NELSON, NORMA, RENATA, MÁRIO (colega do JOÃO), que vão participar da festinha dos dois aniversários. Ao mesmo tempo, BRASIL e ARGENTINA decidem o título da COPA AMÉRICA. A ARGENTINA sai na frente e o BRASIL custa para empatar. Quase no final, a ARGENTINA marca o seu segundo gol e, quando tudo parecia perdido, ADRIANO faz o gol mágico do empate de 2 a 2, levando a decisão para os pênaltis. A estrela do goleiro JÚLIO CÉSAR brilha mais uma vez: na primeira cobrança, ele defende a bola do argentino. O BRASIL marca a primeira penalidade. Na segunda batida, o argentino desperdiça, jogando acima do travessão. Aí, com tranqüilidade, o BRASIL vai ficar com o título ao fazer 4 a 2.
BRASIL: JÚLIO CÉSAR, MAICON, LUISÃO (CRIS), JUAN, GUSTAVO NÉRY, RENATO, EDU, KLÉBERSON (DIEGO), ALEX (FELIPE), ADRIANO e LUÍS FABIANO.  

EXCLUÍDA da seleção de vôlei que vai disputar os Jogos Olímpicos de ATENAS a jogadora LEILA GOMES DE BARROS. Musa dos times que ganharam a medalha de bronze em ATLANTA (1996) e SYDNEY (2000), LEILA foi cortada pelo técnico JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES por não estar em boas condições físicas. A jogadora, de 32 anos, anunciou que não voltará a defender a seleção. Em PARIS, na FRANÇA.

O norte-americano LANCE ARMSTRONG, aos 32 anos, consolidou de vez seu nome na história do esporte ao ganhar hoje o hexacampeonato da VOLTA DA FRANÇA, a mais importante competição do ciclismo mundial. Representando a equipe U.S. POSTAL, o texano foi ovacionado ao cruzar a linha de chegada na principal avenida de PARIS, a CHAMPS-ELYSÉES. Assim como MICHAEL SCHUMACHER, na Fórmula 1, ARMSTRONG parece imbatível. Desde 1999, ganhou todas as temporadas e se tornou o único a conquistar seis títulos. 

O italiano VALENTINO ROSSI voltou ao topo do pódio no MUNDIAL DE MOTOGP, hoje, vencendo o GP DA INGLATERRA, em DONINGTON. POLE da prova, ROSSI assegurou seu quinto resultado positivo na temporada 2004 e manteve a liderança da classificação com 164 pontos. O brasileiro ALEX BARROS ficou na nona colocação.

TRANSFERIDOS para o zoológico de BAGDÁ nove leões que pertenceram ao filho mais velho de SADDAM HUSSEIN, UDAY, morto em um choque com forças americanas, em 2003. Os animais viviam no palácio de UDAY e eram usados por seu dono para ameaçar desafetos. Em BAGDÁ.

Em uma operação conjunta com forças iraquianas, tropas americanas apoiadas por pesada artilharia e helicópteros mataram hoje quinze rebeldes em cinco horas de confronto em BOHRUZ, perto de BAQUBA, cerca de 60 km ao norte de BAGDÁ. As regiões ao norte e oeste da capital, redutos do deposto Partido BAATH, de SADDAM HUSSEIN, concentram a resistência armada à ocupação e ao governo interino, empossado há um mês.

QUEBROU o recorde mundial de salto com vara a russa YELENA ISINBAYEVA. Ao saltar 4,89 metros, superou em um centímetro a marca de sua compatriota SVETLANA FEOFANOVA. YELENA recebeu 50 mil dólares pelo feito. Em BIRMINGHAM, na INGLATERRA.

2 005  :   -   SEGUNDA-FEIRA
Choveu durante a noite toda. O frio veio cobrir os últimos bons dias de julho. Vou tarde para SÃO PAULO. Tenho de resolver problemas de última hora no MMDS, onde os oficiais ficaram me esperando até às 13 horas. Algumas medidas tiveram de ser tomadas nesta segunda-feira e isso só dependia de minha decisão. AMÉRICO teve uma esofagite no sábado e precisou ser levado ao hospital DANTE PAZZANESE, com suspeita de um princípio de infarto, logo descartado pelos médicos. O rapaz ainda está bastante combalido nesta segunda-feira, muito embora esteja em nossa companhia. VICTÓRIO o auxiliou na condução ao hospital e o acompanhou em tudo. Isso também faz com que chegue atrasado na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde o presidente GINO STRUFFALDI está reunido com o tesoureiro, CORONEL PM Res RICARDO JACOB, com o economista FERNANDO DAVID e seu filho, também advogado, encarregado da Auditoria, advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA. Depois chega o MAJOR OLÍMPIO. Algumas medidas são tomadas nesta tarde. O ROMAGNOLI e a JANAÍNA vão até a zona leste, numa indústria, que quer auxiliar a Sociedade. Um oficial do 2º BPChq está monitorando esse encontro. Por sua vez, o RICARDO e o OLÍMPIO irão até a agência do BANESPA para ver o que se pode fazer com o crédito rotativo. Enquanto se tomam decisões importantes, fico conversando com o GINO, até às 16 horas, no MMDC. Elaborei a ATA da ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL e a preciso passar para o livro correspondente. Também elaborei a ATA da reunião da Diretoria Executiva de 21 de julho. Esses documentos são importantíssimos. O próprio auditor, DAVI, diz que deverão ser registradas essas atas, pois serão necessárias para as atividades bancárias da Sociedade, onde o presidente assina os cheques juntamente com o primeiro-tesoureiro.

Perto do meio-dia, uma procissão chegou à Igreja de SÃO CRISTÓVÃO. No total, 13 carros da ROTA foram abençoados pelo padre JOÃO BENEDICTO VILANO, CORONEL PM Capelão Reformado da Polícia Militar. “Todo ano a gente faz isso. Acho importantíssimo”, revelou o TENENTE PEDRO LUIZ DE SOUZA LOPES. O detalhe é que até na hora da água-benta os policiais permaneciam com suas mãos sobre os revólveres. Depois das autoridades, passaram motoboys, perueiros e até motoristas de ônibus. Toda essa movimentação era acompanhada com orgulho pelo freqüentador mais antigo da IGREJA SÃO CRISTÓVÃO, ANTÔNIO CARLOS VENÂNCIO, de 68 anos. Devoto fervoroso de SÃO CRISTÓVÃO, ele já fez catecismo, comunhão e crisma na igreja do protetor dos motoristas. Mas VENÂNCIO não é motorista. “Não dirijo. Tenho medo. Passei por um acidente quando tinha 30 anos e nunca mais peguei no volante. Acho que não dirigir também é uma bênção de SÃO CRISTÓVÃO”, contou. O nome CRISTÓVÃO, que em grego é escrito “CRISTOPHOROS”, significa “aquele que carrega CRISTO”. Ele é considerado o padroeiro dos motoristas, porque, de acordo com a lenda, foi uma espécie de balseiro que levava os viajantes de uma margem à outra de um grande rio. Existe uma crença popular muito antiga, surgida na IDADE MÉDIA, que diz que quem olhasse a imagem de SÃO CRISTÓVÃO passaria o dia sem sofrer dano.
 
Em casa, acontecem as comemorações dos 25 anos do PAULO CÉSAR e dos 3 anos de seu filho, IAGO. Embora a festa esteja marcada para o próximo sábado, dia 30 de julho, a KÁTYA e a LUCINDA resolvem lembrar da data com um bolo e uma reunião em família. Vêm para cantar o “parabéns” aos aniversariantes: Sr NELSON, dona SORAYA, NORMA, RENATA, BRUNO e outras pessoas da família da KÁTYA. O IAGO está impossível nos seus três anos de idade, “elétrico”, todo contente, ditando os acontecimentos da pequena comemoração, mas muito alegre. 
  
ROMAGNOLI telefona-me. Conta-me que foi muito bem recebido na indústria da zona leste, juntamente com os tenentes FELICIANO e ALEXANDRE. Diz que somente será possível um envolvimento da Sociedade Veteranos de 32-MMDC com essa indústria através de um estudo de projeto.  Isso é algo para se pensar.

DIÁRIO OFICIAL PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO MAJOR PM JOSÉ ROBERTO DE CASTRO, do CPAM-10. Nasceu em 21 de outubro de 1956. Entrou para a PMESP no dia 10 de abril de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1982. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1983; 1º Tenente – 24 de maio de 1987; Capitão – 15 de dezembro de 1993;  Major – não tenho a data. 

A senadora HELOÍSA HELENA (PSOL-AL) afirmou hoje que vem sendo grampeada e recebendo ameaças de morte por sua atuação na CPI DOS CORREIOS. Ela não especificou quem estaria por trás disso, mas insinuou que a intimação vem de “camarilhas do Palácio do Planalto”. Ela pediu à Corregedoria do Senado para solicitar que a Polícia Federal monitore suas ligações, responsabilizando assim as autoridades “caso aconteça qualquer coisa” com ela ou com seus familiares. “O importante é que eles saibam que eu sei o que estão fazendo”.
 
De posse de extratos das contas bancárias do empresário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA, a CPI DOS CORREIOS encontrou transferências de recursos para entidades de classe e de setores políticos. A Frente Nacional de Prefeitos, por exemplo, recebeu R$90.550 em 7 de janeiro, época em que promoveu um evento em BRASÍLIA. Duas instituições ligadas ao Judiciário – o Instituto dos Magistrados do Distrito Federal e a Associação dos Juízes Federais da 1ª Região, também em BRASÍLIA – receberam respectivamente R$170.960 e R$70.000. Na primeira, o responsável era o desembargador VÁLTER FERREIRA XAVIER FILHO, que foi afastado do tribunal em 2004. Uma das maiores transferências foi feita para a Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais, no valor de R$500.000. O relator da CPI, deputado OSMAR SERRAGLIO, classificou hoje como “pólvora pura” os documentos apreendidos no BANCO RURAL. Os papéis, disse, contêm os nomes de 120 pessoas que retiraram dinheiro das contas de VALÉRIO e praticamente confirmam o pagamento de mensalão.

A permanência do deputado IBRAHIM ABI-ACKEL no cargo de relator da CPI DO MENSALÃO tornou-se mais difícil depois da descoberta de que ele recebeu R$150 mil, na campanha de 1998, por intermédio da SMP&B, agência de MARCOS VALÉRIO. Hoje, ABI-ACKEL atribuiu à coordenação da campanha do ex-governador, atual senador EDUARDO AZEREDO, o recebimento do dinheiro. Ele afirma que a contribuição foi feita por ordem de CLÁUDIO MOURÃO, responsável pelas finanças de AZEREDO.

Durou só três horas a nomeação para a presidência da INFRAERO do funcionário de carreira TÉRCIO IVAN DE BARROS. Por pressão da ministra da CASA CIVIL, TELMA ROUSSEFF, o presidente LULA recuou da decisão, mas ainda não nomeou ninguém. BARROS é investigado por suspeita de irregularidades em licitação na empresa. Sua escolha foi defendida pelo coordenador político do governo, JACQUES WÁGNER.

O Índice BOVESPA fechou em queda de 3,33% e o dólar subiu 2,67%, a maior alta em 13 meses, encerrando o dia cotado em R$2,46. O risco BRASIL subiu 1,69%. Um operador disse que a teoria de que a economia estava “blindada” contra a crise começa a fazer água; para um analista, o mercado piorou porque os estrangeiros passaram a se preocupar com os efeitos da política.

O padre PAULO HENRIQUE KELER MACHADO, de 36 anos, foi morto hoje de madrugada com cinco tiros, em NOVA IGUAÇU, na BAIXADA FLUMINENSE. Vice-coordenador das pastorais da diocese do município, MACHADO dava apoio às famílias das vítimas da CHACINA DA BAIXADA, que deixou 29 mortos, em 31 de março deste ano. A polícia não sabe o motivo do assassinato e não descarta crime passioal.

Laudo de peritos do Hospital PÉROLA BYINGTON confirmou hoje que a menina de doze anos que fazia malabarismo em um semáforo do MORUMBI, zona oeste de SÃO PAULO, foi vítima de abuso sexual na última quarta-feira, dia 20, à noite. A Polícia pediu à Justiça que decrete a prisão preventiva de GABY BOULOS, de 27 anos. O acusado pelo crime mora em mansão no MORUMBI e é considerado foragido. A polícia divulgou a foto do rapaz. O promotor MARCELO LUIZ BARONE espera que a família da menina não seja coagida pelo acusado.

Sete PMs do 3º Batalhão de Polícia Militar estão recolhidos administrativamente na CORREGEDORIA PM, desde a última sexta-feira, dia 22, acusados de corrupção de menor. Eles estariam mantendo relacionamento amoroso com uma adolescente de 16 anos dentro da base comunitária do SACOMÃ, na zona sul, onde trabalham. Segundo o TENENTE-CORONEL PM JORGE LUIZ ALVES, chefe da seção de comunicação social da PM, não foi pedida a prisão temporária dos acusados porque ainda não se tem a exata dimensão do envolvimento de cada um no episódio. “Pelo que apuramos até agora, parece que a adolescente ia visitá-los espontaneamente e teria namorado com os acusados seqüencialmente, ou seja, ficava com um, depois passava por outro e assim por diante”, explica o oficial. O TENENTE-CORONEL PM JORGE LUIZ conta que a denúncia chegou até eles porque a família da adolescente reclamou que a garota estaria namorando com um policial-militar e vinha chegando tarde em casa. “Namorar não é crime. Mas o que não admitimos é coisas desse tipo no ambiente de trabalho. Eles não tiveram comportamento discreto!”, diz. JORGE LUIZ afirma que a CORREGEDORIA instaurou inquérito para apurar responsabilidade no episódio e também se foi empregado o uso de força para coagir a adolescente. Além disso, a PM está tentando reunir provas contra os acusados. Se for comprovada a culpa, eles poderão ser expulsos da corporação e ainda responderão judicialmente pelo crime.

O primeiro dia útil de interdição na RUA DOS PINHEIROS para a construção da estação FRADIQUE COUTINHO do Metrô, na zona oeste de SÃO PAULO, foi marcado por clima tenso entre lojistas e marronzinhos. Houve até bate-boca de comerciantes – que temem prejuízos e até a falência – com engenheiros de tráfego da CET. Donos de lojas afirmam que a extensão da área interditada é maior do que a que foi combinada.

Para protestar contra a falta de segurança no Hospital HELIÓPOLIS, 124 médicos residentes entraram em greve hoje, logo após uma quadrilha invadir o estabelecimento, na zona sul de SÃO PAULO, para tentar resgatar um preso internado. Os bandidos renderam os seguranças e trocaram tiros com dois PMs de plantão. O resgate fracassou. Foi a segunda tentativa de resgate de criminosos, este mês, no hospital, em que houve tiroteio.

O ministro das Relações Exteriores da INGLATERRA, JACK STRAW, disse hoje que a família do brasileiro JEAN CHARLES DE MENEZES, morto pela polícia londrina ao ser tomado como suspeito de terrorismo, deverá ser indenizada. Ele não deu mais informações sobre a indenização. A polícia informou que MENEZES foi baleado oito vezes – uma no ombro e sete na cabeça – e desmentiu que o visto dele estivesse vencido. Hoje foi a vez de o primeiro-ministro britânico, TONY BLAIR, pedir desculpas pelo incidente, mas evitando críticas à polícia. Orientados pela advogada GARETH PIERCE, um dos maiores nomes do direito civil britânico, parentes de MENEZES pedirão uma investigação judicial, independente.

CONDENADO a seis anos de prisão o fotógrafo JOHN RUTTER, de 42 anos, por chantagear a atriz CAMERON DIAZ com fotos antigas tiradas por ele que mostram a atriz de topless. RUTTER falsificou a assinatura de CAMERON em um documento que o permitiria vender as imagens. Por um Tribunal de LOS ANGELES.

2 006    :    -     TERÇA-FEIRA       Z44931331

CONVITE

Para homenagear os heróis paulistanos e paulistas que se levantaram contra a injustiça opressora da ditadura, A loja “PENSAMENTO E LUZ” Convida os obreiros, suas famílias e amigos, para uma sessão magna pública, e assistir uma apresentação de fatos históricos sobre a “REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932” acompanhada dos alunos do Centro de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que será realizada no dia 25 de julho de 2006, com início às 20:00 horas, no TEMPLO BARÃO DE MAUÁ, sito à av. Dr RICARDO MEDINA FILHO, nº 577.
Logo após o evento, haverá um coquetel de confraternização.
V.           M.     LUIZ ANTONIO REIS

Recebo um telefonema da presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS. Ela quer discutir certos pontos sobre a sessão solene marcada para 29 de julho, quando irá se reverenciar GUILHERME DE ALMEIDA. Lembro a ela que ontem se comemorou o 116º aniversário de seu nascimento. Explico a ela o que pretendo falar, tomando o cuidado para não ir de encontro ao que a presidente irá anunciar na abertura dos trabalhos. Diz ela que PEDRO PAULO PENNA TRINDADE irá declamar uma poesia de GUILHERME DE ALMEIDA e digo que o CREDO ficaria melhor. Hoje à tarde irei levar para a doutora NELLY, no IHGSP, o que elaborei para dizer no discurso marcado para o sábado.
Mantenho contato telefônico com o MAJOR PM CLÓVIS, Comandante Interino do 26º BPMM (o TENENTE-CORONEL PM MASCARENHAS está em gozo de licença-prêmio) e o CAPITÃO ÉRICO, Comandante da 4ª Companhia do 26º BPMM, a respeito de uma possível transferência do PM EDMILSON BOARETTO para o 15º BPMM (ele pertence ao 26º BPMM, FRANCISCO MORATTO e quer vir para GUARULHOS, onde mora). Ambos me dizem que o EDMILSON consta de uma listagem de soldados que querem ser transferidos e isso vai se processando aos poucos. BOARETTO terá de aguardar a sua vez.
Por telefone, converso com a advogada JANAÍNA sobre o núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, de GUARULHOS. MARA BORGATTO, advogada, muito amiga da LUCINDA, quer se filiar ao MMDC de GUARULHOS. Isso ela manifestou ontem, por telefone, em conversa com a LUCINDA. JANAÍNA possivelmente venha a ser a presidente do núcleo de GUARULHOS. A ASSEMBLÉIA GERAL ainda não está marcada.     
Uma situação insustentável e muito desagradável. Pela terceira vez, o cão da MARLENE, o BOB, avança em mim e, como atacou de frente, sou obrigado a recuar e cair. Não sei o que está acontecendo com o cachorro, mas não gostei nada do acontecido e disse para a MARLENE dar um jeito nessa situação.
Logo em seguida, para estragar completamente o dia, a JANAÍNA faz uma nova ligação e diz que acaba de falecer o Sr GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. Ele estava internado há dias num hospital da av. BRIGADEIRO LUIZ ANTÔNIO. O corpo deverá ser trasladado para a cidade de SÃO SIMÃO, onde sua esposa, dona ZILKA, já descansa há algum tempo. É muito triste ficar sabendo da morte do veterano que me recebeu na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em 17 de maio de 1996, quando ele era o secretário. Passou-me esse cargo e foi descansar. Passados alguns anos, fomos buscar o Sr PIRES para assumir, em caráter emergencial, a presidência do MMDC. Nascido em 16 de janeiro de 1915, estava ele com 91 anos. Durante a revolução, com 17 anos, tomou conta da estação de SÃO SIMÃO, terra que o irá receber na sua última morada. Mais tarde, já no centro da cidade de SÃO PAULO, faço um contato com o ROMAGNOLI. O diretor jurídico da Sociedade, que muito tem colaborado para o sucesso da atual administração, está arrasado. Ele é casado com a filha do FLÁVIO (filho do Sr PIRES). Está no fórum JOÃO MENDES, acompanhado de sua esposa, onde tem uma audiência agora à tarde. Depois, deverá ir para SÃO SIMÃO, onde se despedirá do combatente de 1932, pessoa que tinha adoração por ele. Lembramos a última vez que eu encontrei o Sr PIRES. Ele foi homenageado na OAB, no dia 10 de julho, numa sessão solene presidida pelo ROMAGNOLI. Naquela noite, muito alegre, o Sr PIRES desenhou uma caricatura do J. B. DE OLIVEIRA e, já no final da sessão, presenteou-o com a mesma. Foi um momento descontraído e que marcou muito a atitude do velho veterano. É mais um dos heróis de 32 que nos deixa.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, procuramos avisar alguns dos associados sobre o falecimento do Sr PIRES. Um deles é o Sr GERALDO FARIA MARCONDES, com quem manteve assídua presença, em tempos anteriores, no MMDC. Mas o Sr MARCONDES está cuidando da esposa, num hospital especializado (dona JÚLIA sofre do MAL DE ALZHEIMER). Fica apenas o recado com a empregada dele.
CAPITÃO AMÉRICO HIGUTI visita-nos nesta tarde. Ele pertence à Corregedoria PM e é nosso associado. Está relacionado para receber a MEDALHA PEDRO DE TOLEDO no dia 2 de outubro.
GINO faz uma ligação telefônica comigo. Ele não vem ao MMDC nesta tarde porque irá participar de uma sessão maçônica nesta noite. Ficou sabendo da morte do Sr GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, mas não tem condições de ir até SÃO SIMÃO. Também não tenho condução para me deslocar até essa cidade. O ROMAGNOLI está indo para SÃO SIMÃO, mas leva com ele sua família. Ele representará a Sociedade.
Chegando em casa, LUCINDA mostra-me a medida tomada pela MARLENE para evitar futuros ataques do BOB. Está sendo construída uma mureta, separando o meu quarto da área onde fica o cão.
Hoje, estão aniversariando: o meu neto, PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA, completando 26 anos. Seu filho, IAGO, completa 4 anos. LUCINDA, MARLENE e KÁTYA estão preparando uma pequena festinha para os aniversariantes. Com a chegada do NELSON e dona SORAYA, ALEMÃO, KATYA, IAGO, SÉRGIO, vamos comemorar os aniversários do PAULO CÉSAR e do IAGO. Muita alegria em casa. Durante algumas horas pudemos ficar longe da rotina.       

“Luto. Estamos de luto”. O PANDORO fechou. O bar e restaurante que durante 53 anos reuniu executivos, publicitários, jornalistas e fiéis freqüentadores teve nesta noite, sem o menor aviso prévio, seu último suspiro. “Isso aqui mesclava a família e a boêmio. Há 20 anos que eu venho aqui no mínimo uma vez por semana”, disse o jornalista GILBERTO DE MELLO KUJAWSKI, de 76 anos. “É triste”. O PANDORO, localizado no número 60 da Avenida CIDADE JARDIM, no JARDIM EUROPA, vinha mal das pernas. ADRIANO ALBERGARIA DE MACEDO, gerente do bar, não quis entrar em detalhes, mas confirmou o fechamento. “O dono acabou de ligar e disse que acaba mesmo hoje. Amanhã vamos ter uma reunião com os funcionários, mas ele disse que o bar fecha para reformas”. ANTÔNIO BONIS, de 54 anos, disse que “eles foram despejados, estão devendo dois anos de aluguel e quaro de condomínio”. Dentro do bar que vivia suas últimas horas, os garçons tinham dificuldade para trabalhar. Os 32 funcionários do PANDORO reclamam do atraso de dois anos de salários. “Há seis anos não temos o depósito do fundo de garantia”, lamentou o barman GUILHERME. Para o garçom JOSÉ BRITO SANTANA, de 42 anos, faltou uma postura mais sincera por parte dos sócios.

O Padre JOÃO BENEDICTO VILLANO, pároco da Igreja de SÃO CRISTÓVÃO, benzeu a maioria dos cerca de 20 mil veículos que passaram pela Avenida TIRADENTES, no dia do padroeiro dos motoristas. Além de dar um banho de água-benta nos carros, VILLANO ainda abençoou as pessoas dentro dos veículos. Numa segunda etapa, outros padres entregavam santinhos para um bom ano ao volante.

FALECEU hoje pela manhã, aos 94 anos (nasceu em 7 de fevereiro de 1912), o Engenheiro FRANCISCO DE PAULA MACHADO DE CAMPOS. Natural de PIRACICABA estudou no Colégio SÃO BENTO e, posteriormente, na Escola Politécnica da USP. Formado em Engenharia Civil (turma de 1937), iniciou sua carreira na Companhia Elétrica CAIUÁ. Foi um dos pioneiros do setor energético do Estado de SÃO PAULO. Desbravou matas e construiu usinas hidroelétricas. Na CAIUÁ, foi também diretor técnico e seu presidente. Executivo de grandes empresas, foi secretário de Estado dos Negócios da Viação e Obras Públicas no GOVERNO CARVALHO PINTO. Presidiu a COMBÁS e a VASP. Foi também presidente do Sindicato das Indústrias de Energia Elétrica do Estado de SÃO PAULO, da Associação Paulista de Empresas de Energia e Serviços e do Conselho dos Transportes e Abastecimento do Estado de SÃO PAULO. Foi ainda diretor da Associação Comercial de SÃO PAULO e seu conselheiro. Como pioneiro, participou ativamente da criação do INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA, do qual foi seu presidente (1969 a 1970) e era membro do seu Conselho Curador. Participou da Fundação Museu da Tecnologia de SÃO PAULO, do qual era seu presidente. Desde 1965, vinha atuando como irmão e mesário da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO.     

Ex-figurante da novela das sete, COBRAS E LAGARTOS, o ator e desenhista RICARDO ACKEL DUALIB, de 29 anos, decidiu dar um show particular em plena Rede GLOBO, às 9:45 horas de hoje. Ele invadiu a portaria do PROJAC, a central de produção da emissora, em JACAREPAGUÁ, na zona oeste, tirou a roupa, deu quatro tiros para o alto com uma pistola 9 mm e fez um bombeiro da empresa refém. Tudo para tentar mostrar um caderno com histórias em quadrinhos desenhadas para diretores da emissora. Não conseguiu. Parentes confirmaram para a reportagem do jornal “O ESTADO” que o ator é neto do presidente do CORINTHIANS, ALBERTO DUALIB.
O espetáculo durou quatro minutos. O rapaz foi contido rapidamente por seguranças e levado à 32 ª Delegacia de Polícia, onde terminou autuado por porte ilegal de arma e disparo de tiros a esmo. Não houve feridos, mas a portaria da emissora estava cheia na hora do episódio.
Artistas como CÁSSIO GABUS MENDES, JUCA DE OLIVEIRA, CHRISTIANE TORLONI e PAULO GOULART tinham acabado de passar por ali porque participariam de coletiva sobre a nova produção da GLOBO: uma minissérie a respeito do ACRE, que começa a ser gravada em agosto e irá ao ar em janeiro. A novelista GLÓRIA PEREZ, autora da minissérie, chegou logo após o incidente. No local havia também jornalistas credenciados. Em nota, a GLOBO confirmou que DUALIB é ator e fez figuração no início das gravações de COBRAS E LAGARTOS. A atual novela das 19 horas da emissora. Na delegacia, DUALIB disse que viajou de SÃO PAULO ao RIO porque queria convencer a direção da emissora a veicular vinhetas feitas a partir de desenhos feitos à mão, como os dele, e não apenas feitas com computação gráfica. O rapaz disse  ainda que a arma era de seu irmão.  

Ao reagir a uma tentativa de assalto, a empresária CHRISLAINE GUEDES DE MESQUITA, de 26 anos, atropelou a motocicleta em que estavam os dois suspeitos de tentar sua bolsa, causando, assim, a morte de um deles e ferindo gravemente a pessoa que estava na garupa. Em vez de parar o carro, ela acelerou e atingiu a moto em uma avenida de SANTOS, no LITORAL SUL de SÃO PAULO.  O motoqueiro LUÍS CORREIA SANTOS FILHO, DE 25 ANOS, morreu no local e sua parceira, DAMARES THALITA MARQUES ALEXANDRE teve a perna esquerda decepada.
A estiagem que atinge o Sul do País levou 252 cidades da região a permanecerem até hoje em estado de emergência. Desse total, 195 são catarinenses. Apesar de ter voltado a chover nesta semana no RIO GRANDE DO SUL, três cidades precisaram racionar água e, no PARANÁ, os termômetros registraram calor recorde para esta época do ano. O inverno sem chuvas e de altas temperaturas já compromete o abastecimento de água no interior de SÃO PAULO.

A CPI DOS SANGUESSUGAS surpreendeu hoje ao revelar que o ex-ministro da SAÚDE, SARAIVA FELIPE, está na lista de mais 33 parlamentares que desde hoje são oficialmente investigados pela comissão. FELIPE, que reassumiu seu mandato na Câmara para ser candidato à reeleição em outubro, é acusado pelo empresário LUIZ ANTÔNIO TREVISAN VEDOIN de atuar pessoalmente na liberação de recursos para a quadrilha quando comandava o ministério (de julho de 2005 a março deste ano). O ex-ministro nega. Considerando os 57 nomes já divulgados, sobe para 90 (87 deputados e três senadores) o número de parlamentares atualmente com mandato na mira da CPI. Além deles, outros 25 ex-parlamentares também foram acusados por VEDOIN no depoimento prestado por ele à Justiça Federal. Com isso, chega a 115 o número total de políticos acusados de envolvimento com o esquema de compra de emendas parlamentares que liberavam recursos para venda de ambulâncias e outros equipamentos com valores superfaturados.

Documento do Ministério Público revela que o delegado ANDRÉ DI RISSIO, preso em junho por suposto envolvimento num esquema de corrupção e fraude na alfândega do Aeroporto de VIRACOPOS, em CAMPINAS, recebeu vários outros delegados no Presídio da Polícia Civil, mas nenhuma dessas visitas foi registrada. A Secretaria de Segurança Pública, responsável pelo presídio, contesta a informação, que foi repassada pela Promotoria ao “JORNAL HOJE”, da TV GLOBO. Como em toda cadeia, no presídio para policiais civis o visitante precisa preencher uma longa ficha de identificação. O documento do MP, porém, revela que os visitantes do delegado DI RISSIO tiveram um tratamento diferenciado.  DI RISSIO ainda foi flagrado falando com o pai, o desembargador EDUARDO DI RISSIO BARBOSA. Ele teria recorrido ao pai para beneficiar amigos que tinham pendências na Justiça. 
Escutas reveladas hoje também mostram que o delegado levava vida de milionário – incompatível com seu salário, entre R$5mil e R$6mil. Na escuta, o delegado negocia com um homem a compra de uma cobertura com piscina de 400 metros quadrados avaliada em cerca de 1,8 milhão de reais. Mas, no fim, DI RISSIO afirma que o lugar é pequeno e não atenderia ao conforto dele.

Um guarda-civl metropolitano foi baleado por um criminoso na frente da noiva grávida em VILA CURUÇÁ, zona leste de SÃO PAULO. A polícia acredita que o objetivo do criminoso era roubar o carro do guarda-civil. ROBERTO ALVES DA SILVA, de 38 anos, e sua noiva foram abordados quando chegavam em casa por volta das 11 horas. A noiva, de 30 anos, teria se desesperado e começado a gritar. O guarda entrou em luta com o assaltante, que era alto, branco, e aparentava ter idade por volta de 30 anos. SILVA levou um tiro no peito e outro na virilha. Ele foi levado para um pronto-socorro da região e depois transferido para o Hospital TIDE SETÚBAL. A noiva, grávida do primeiro filho do casal, caiu de uma escada tentando fugir e também foi hospitalizada.     

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA continua vencendo no primeiro turno, segundo pesquisa nacional IBOPE feita para a TV GLOBO, mas caiu 12 pontos porcentuais a diferença entre ele e o segundo colocado, GERALDO ALCKMIN. O candidato do PSDB cresceu 8 pontos em um mês e pulou dos 19% que tinha na primeira semana de junho para 27% agora, enquanto o presidente LULA caiu 4 pontos, de 48% para 44%. A senadora HELOÍSA HELENA (PSOL) chegou aos 8%. Pela citação espontânea, 38% dos eleitores ainda estão indecisos.

Excluído do Conselho Deliberativo da Fundação Bienal de SÃO PAULO, o ex-banqueiro e ex-mecenas EDEMAR CID FERREIRA, preso desde 26 de maio acusado de formação de quadrilha e gestão fraudulenta do BANCO SANTOS, do qual era presidente. Os conselheiros julgaram que a presença de EDEMAR causava “desconforto” na instituição cultural.

As altas temperaturas no Hemisfério Norte atingiram recordes históricos na EUROPA. As mortes na FRANÇA relacionadas ao calor atingiram o total de 40 hoje. Nos EUA, a queda na reserva das hidrelétricas pode provocar blecautes na CALIFÓRNIA. O dia mais quente de julho na história da INGLATERRA, registrado em 1911, foi ultrapassado na semana passada, em WISLEY IN SURREY, próximo de BIRMINGHAM, com a marca de 36,5 graus. Na HOLANDA, este mês deverá constar do histórico do instituto meteorológico do país como o mais quente de todos os tempos, desde que se iniciou o serviço de medição da temperatura, em 1706. Regiões da ALEMANHA também registraram recordes. 

ISRAEL quer criar novamente uma zona de segurança no sul do LÍBANO, caso não seja enviada para a região uma força multinacional de paz. O objetivo de manter a presença na área é impedir que combatentes do HEZBOLLAH penetrem em território israelense. Durante a ocupação do LÍBANO encerrada em 2000, ISRAEL manteve uma zona de segurança no sul, sob constante ataque. Há a possibilidade de o conflito se agravar desde já: o HEZBOLLAH informou que vai lançar foguetes de alcance maior, atingindo além de HAIFA, a terceira maior cidade de ISRAEL. Um bombardeio israelense matou quatro observadores da ONU na fronteira com o LÍBANO. O secretário-geral da ONU, KOFI ANNAN, disse que ISRAEL parece ter atacado deliberadamente o posto da organização – o que o país nega. A proposta israelense de instalação de uma força internacional no sul do LÍBANO ainda não teve adesões. EUA, GRÃ-BRETANHA e OTAN já informaram não dispor de soldados para isso. Os desastrosos efeitos de uma iniciativa idêntica, em 1982, ainda são lembrados pelas potências.

2 007    :   -    QUARTA-FEIRA
Presidência
O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; o Memorial 32 e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba têm a honra de convidar Vossa Excelência e digníssima família para a Cerimônia Comemorativa do Jubileu de Brilhante 75 anos da Revolução Constitucionalista de 32.

Hino Nacional Brasileiro
Humberto Clayber de Souza, gaitista
Coral da Polícia Militar de São Paulo

Abertura
Nelly Martins Ferreira Candeias
Presidente

Pronunciamento
Hernani Donato
Presidente de Honra

Entrega do Colar Evocativo
Jubileu de Brilhante

Saudação aos novos sócios
Posse Solene

Evocando 32
Paulo Bomfim

Paris Belfort
Humberto Clayber de Souza, gaitista

           Carlos Venâncio                               Nelly Martins Ferreira Candeias
      Mestre de Cerimônias                                             Presidente

25 de julho de 2007, às 16:00 horas
Rua Benjamin Constant, 158

Dois aniversários alegram a nossa casa nesta quarta-feira: PAULO CÉSAR está completando 27 anos. Seu filho IAGO faz seu quinto aniversário. O menino já vem visitar sua bisavó pela manhã e está contente por se ver “paparicado” por todos. LUCINDA e MARLENE estão incumbidas de fazer o bolo de aniversário e dona SORAYA encarregar-se-á do jantar. A chuva continua a atrapalhar a nossa vida. Saio tarde de casa e a VIA DUTRA apresenta-se congestionada. Mais difícil fica na Marginal TIETÊ.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC vê-se que as águas da chuva penetraram pelo telhado avariado e escorreu até a porta de saída. Lamentável sobre todos os aspectos. CORONEL MENDES também observa essa situação bastante desagradável. Ele vai até o GRANDE ORIENTE e diz que logo mais estará na cerimônia de entrega do COLAR DO JUBILEU DE BRILHANTE da Revolução Constitucionalista, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
Nossa funcionária MARINEI está na CRUZ AZUL. Seu filho levou uma pancada na perna e se constata um trincamento num osso. Não poderá vir trabalhar, pois deverá levar o menino para casa.
Recebemos um telefonema da cidade de THEODORO SAMPAIO. Dona IRENE SOARES PIRES, viúva de ULYSSES PIRES, esteve na solenidade do 9 de Julho e telefona para agradecer a gentileza no atendimento dos familiares.
Nosso comandante do Exército Constitucionalista, OSVALDO DIANA, comparece nesta tarde, acompanhada de sua filha, ORIVALDA ARGENTINA DIANA. Vêm participar do DIA DOS ANIVERSARIANTES. Acontece que o mau tempo espanta os homenageados. Chegam em seguida: ROMAGNOLI e Professora MARIA ODETE. Todos nós vamos para o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, onde, nesta tarde, serão entregues os colares do Jubileu de Brilhante do Movimento Constitucionalista de 1932.
Na portaria, auxilio o VENÂNCIO, mestre de cerimônias, na recepção das autoridades que receberão o colar e também daquelas que farão hoje o juramento dos sócios novos do Instituto.
Encontramos muita gente conhecida: FRANCISCO GIANNOCCARO, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, JOSÉ D´AMICO, MILTON FERNANDES, CORONEL ARY CANAVÓ, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES (que assume hoje como sócio do IHGSP), GINO STRUFFALDI (acompanhado de dona DINORÁH), YOLANDO BRUNO, dona ALZIRA MARTINS WOLFF e seu marido, além de outras pessoas cujos nomes não me recordo agora.
Na Mesa de Trabalhos: Presidente NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, HERNÂNI DONATO, PAULO BOMFIM, ADILSON CÉZAR, CÁRBIA BOURROUL e GINO STRUFFALDI.
O gaitista HUMBERTO CLAYBER DE SOUZA executa a introdução do HINO NACIONAL BRASILEIRO na gaita e o coral da PMESP canta o HINO; depois da abertura proporcionada pela Presidente NELLY CANDEIAS o coral canta o “UIRAPURU”. O Presidente de Honra do IHGSP, HERNÂNI DONATO, discursa sobre a Revolução Constitucionalista de 1932.
São homenageados com o Colar: DOMINGOS QUIRINO FERREIRA NETO (Provedor da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA); Doutor JOÃO GRANDINO RODAS (Diretor da FACULDADE DE DIREITO DA USP); ALENCAR BURTI (Presidente da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL); Doutor PAULO MACHADO DE CARVALHO FILHO (da RÁDIO RECORD); Doutor MARCO ANTÔNIO RAMOS DE ALMEIDA (Superintendente da ASSOCIAÇÃO VIVA O CENTRO); PLÍNIO PENTEADO DE CAMARGO (neto de dona OLÍVIA GUEDES PENTEADO); Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA (Coordenador do núcleo LAPA, da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC); MARIA ELISA BYINGTON; ROGÉRIO RIBEIRO DA LUZ (MEMBRO DO IHGSP); FRANCISCO ANTÔNIO FLAGA e CARLOS EUGÊNIO SOARES.
Professor ADILSON CÉZAR, Presidente do INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA, discorre sobre a heráldica do Colar JUBILEU DE BRILHANTE DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA.
Em seguida, são empossados os novos sócios do Instituto, entre eles o CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES.
Novamente volta HUMBERTO CLAYBER DE SOUZA para executar na gaita o PARIS BELFORT, sendo muito aplaudido.
Superintendente da Viva o Centro recebe colar do
Jubileu de Brilhante da Revolução Constitucionalista.
“Essa honraria é uma evocatória por seu trabalho pelo Centro da cidade”, disse a presidente do Instituto Histórico de São Paulo (IHGSP), Nelly Martins Ferreira Candeias, quando o poeta Paulo Bonfim entregou o “Colar Evocativo do Jubileu de Brilhante da Revolução Constitucionalista de 32” ao superintendente geral da Associação Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, na quarta-feira (25/7), na sede do IHGSP. Outras 10 pessoas também foram homenageadas. O colar foi instituído em conjunto pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Instituto Histórico, Geográfico e Geológico de Sorocaba e Memorial de 1932 – Centro de Estudos José Celestino Bourroul e oficializado por decreto do Governo do Estado de São Paulo. Ramos de Almeida recebeu a homenagem pela sua atuação na Viva o Centro e as inúmeras vitórias que conquistou pela requalificação do Centro nesses últimos 16 anos. “Eu respeito muito seu trabalho pelo Centro. O que se nota de diferença no Centro é espantoso. Percebo a restauração, dignidade e limpeza de volta a essa região”, disse Nelly ao superintendente da Associação. Além de Ramos de Almeida, receberam o Colar de 32: Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo; Domingos Quirino Ferreira Neto, provedor da Santa Casa de Misericórdia; João Grandino Rodas, diretor da Faculdade de Direito da USP; José Carlos de Barros Lima, proprietário do Colégio Santo Ivo; Paulo Machado de Carvalho Filho, ex-diretor da Rádio Record; Ruy Mesquita, diretor do jornal O Estado de S. Paulo; além de Maria Elisa Botelho Byington, Plínio Penteado de Camargo e Rogério Ribeiro da Luz, parentes de pessoas que lutaram na Revolução de 1932 e Carlos Eugênio Teles Soares e Francisco Antonio Fraga, por contribuição à memória paulista.
Encerrada a solenidade, conversamos durante um bom tempo com os nossos amigos, principalmente com ADILSON CÉZAR. Ele fará a entrega do COLAR JUBILEU DE BRILHANTE em SOROCABA, no próximo dia 11. Falamos sobre tudo o que aconteceu em torno do COLAR IBRAHIM NOBRE, que era para ser entregue na semana constitucionalista, de 2 a 9 de julho e, por incúria da CASA CIVIL do governador, isso não se realizou, muito embora tenhamos trabalhado para isso, com bastante antecedência (um ofício para o governador foi elaborado em maio).Também trocamos idéias com o JOSÉ D´AMICO sobre a COPA FPF “HERÓIS DE 32”, cuja realização se deve a ele, pois foi o “pai da criança”. Deixamos o IHGSP com dona ORIVALDA e seu pai, OSVALDO DIANA.
O retorno para GUARULHOS é demorado. Um caminhão quebrado na ponte de entrada do município causa enorme transtorno. A viagem também é tumultuada por causa de estudantes que vêm bagunçando durante todo o transcurso, inclusive com muitas brincadeiras chulas.
LUCINDA está à minha espera. Vamos para a casa do NELSON e SORAYA. Ali, com um jantar e depois um bolo comemoramos os 27 anos do PAULO CÉSAR e os 5 anos do IAGO. Ao lado da alegria das duas famílias, assisto o CORINTHIANS jogar em FLORIANÓPOLIS, contra o FIGUEIRENSE. Duas bobeiras na defesa impedem que o TIMÃO colocasse fim ao jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro. A equipe paulista estava vencendo por duas vezes, mas termina o jogo com um empate de 2 a 2. Enquanto isso, em GOIÂNIA, o GOIÁS vence o SANTOS por 1 a 0. No PALESTRA ITÁLIA, o PALMEIRAS consegue uma virada em cima do VASCO e vence por 3 a 2. Outros resultados desta noite: INTERNACIONAL 1 x PARANÁ 0; FLAMENGO 3 x AMÉRICA – RN 1; NÁUTICO 0 x GRÊMIO 2; ATLÉTICO – PR 2 x CRUZEIRO 2.

O novo ministro da Defesa, NELSON JOBIM, de 61 anos, disse hoje, após tomar posse como substituto de WALDIR PIRES, que o problema no setor aéreo é de comando. A mudança na pasta só ocorre depois de dez meses de crise aérea, pontuada pelos dois maiores acidentes da história da aviação civil brasileira – só o desastre com o vôo 3054, em CONGONHAS, no dia 17, deixou pelo menos 199 mortos.
Em entrevista no Palácio do Planalto, JOBIM afirmou ter “carta branca” para começar as mudanças no setor, atacando a cúpula da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). “As instituições foram feitas para ter resultados”, afirmou. JOBIM disse que a solução para a ANAC virá “no momento oportuno”. Ele classificou como “problema legal” os mandatos fixos e com estabilidade dos diretores da Agência, aprovados pelo Senado. 
 
Nos Jogos Pan-Americanos de SANTO DOMINGO – 2003, CUBA ganhou 72 ouros, contra 29 do BRASIL. No RIO, após onze dias de disputas por medalhas, a pulverização dos resultados por países neste PAN aumenta a esperança da delegação brasileira na disputa por um até então inimaginável segundo lugar no quadro geral. É uma tarefa quase impossível, mas ninguém imaginava que a distância para CUBA fosse de apenas um ouro.
O fim de cada dia aumenta a expectativa dos integrantes da delegação brasileira. Antes do PAN, chefes da equipe esperavam tomar o terceiro lugar geral do CANADÁ, ganhando um mínimo de 45 ouros e um máximo de 58 – números bem acima do recorde de 29 vitórias de SANTO DOMINGO – 2003. Como o terceiro lugar já está garantido, a meta agora é pegar CUBA.
A disputa de hoje foi acirradíssima, ouro a ouro. Às 16:25 horas, o caratê deixou o BRASIL a um ouro de CUBA, com o tricampeonato de LUCÉLIA RIBEIRO. Às 17:20 horas, no atletismo, HÚDSON DE SOUZA venceu os 1.500 m e o BRASIL assumiu a vice-liderança, levando vantagem no número de pratas. Só às 19 horas, CUBA retomou o segundo lugar, com o ouro de ROBERTO MONZÓN na luta greco-romana. Dez minutos depois, MAURREN MAGGI vencia o salto em distância e o BRASIL empatava novamente, superando CUBA nas pratas.
A alegria, porém, durou pouco. Quase que ao mesmo tempo o cubano ODELIS HERRERO ganhava em outra categoria da greco-romana. O BRASIL ainda teve a chance de dormir em segundo lugar, na mesma modalidade, mas o brasileiro LUIZ FERNANDEZ perdeu para o americano JUSTIN RUIZ.

A secretária MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, 60 anos, tomou posse hoje na sede da Secretaria Estadual de Educação, sob ameaça de enfrentar já no próximo mês uma das maiores paralisações de professores, diretores e funcionários de escolas estaduais dos últimos anos. Os seis sindicatos mais representativos das categorias, de variadas vertentes político-partidárias, convocaram todos os servidores estaduais da área para um “ato em defesa da escola pública”, marcado para a PRAÇA DA SÉ, em 24 de agosto. MARIA LÚCIA VASCONCELOS, ligada ao ex-governador CLÁUDIO LEMBO, foi muito aplaudida ao explicar que não deixou a pasta por motivos pessoais, tampouco de saúde.

Em menos de sete meses uma imensa cratera voltou a se abrir ao lado de uma ponte, entre o cruzamento das avenidas do ESTADO e SANTOS DUMONT, no BOM RETIRO, região central da Capital. Desta vez, o buraco engoliu um semáforo e parte de uma faixa de cada via. O problema aconteceu porque toda a parte debaixo da área está oca, pois foi corroída pelas águas do RIO TAMANDUATEÍ, que passa ao lado do local. Em dezembro de 2006, o buraco com um metro de diâmetro e seis de profundidade se formou depois que um caminhão passou pelo local. Desta vez, a culpada foi a chuva de hoje, segundo os técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Por cerca de meia hora, o IRAQUE viveu hoje momentos de rara euforia em meio a uma guerra sangrenta. A conquista histórica de uma vaga na final da COPA DA ÁSIA, obtida pela seleção de futebol iraquiana –dirigida pelo brasileiro JORVAN VIEIRA – tinha tudo para levar alguma alegria ao povo daquele país. Mas as explosões de dois carros-bomba na capital BAGDÁ, nas quais 50 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas, tratou de trazer a população de volta à dura realidade do conflito. Numa partida muito disputada, em BANGCOC (TAILÂNDIA), os iraquianos bateram a favorita CORÉIA DO SUL por 4 a 3 nos pênaltis (após um empate sem gols). A equipe entrou para a história do esporte no país ao conquistar o direito de disputar uma inédita final no torneio continental.  

Acusado de gestão fraudulenta o fundador e ex-presidente da PARMALAT, CALISTO TANZI. Ele fraudou os balanços financeiros da empresa por mais de dez anos, antes de levá-la à bancarrota em 2003. Estima-se que TANZI tenha produzido um rombo de 14 bilhões de euros no caixa da PARMALAT. Além dele, outros 55 executivos foram acusados de envolvimento nos crimes que levaram o grupo à falência. Entre eles estão os banqueiros CESARE GERONZI, do MEDIOBANCA, que teria facilitado a falência fraudulenta da PARMALAT, e MATTEO ARPE, do CAPITALIA, que não teria imperdido a fraude. O julgamento deve ocorrer em 2008. Em PARMA. 

2 008     :      -      SEXTA-FEIRA
Estou encerrando a digitalização dos principais acontecimentos de ontem quando um telefonema vem transtornar toda a manhã. O neto do Senhor GERALDO FARIA MARCONDES, LUIZ FERNANDO, transmite a notícia que acaba de falecer o seu avô. Durante 41 dias esteve internado num hospital da Rua SÍLVIA, atrás do MASP. Desses dias, vários deles passou na UTI. Estava com alta marcada para terça-feira passada quando aconteceu a tragédia. Ele engoliu sopa que foi diretamente para o pulmão. Isso afetou muito a sua saúde. Teve complicações decorrentes disso, principalmente rins e pulmão. Com falência dos múltiplos órgãos entrou em óbito.
Quer uma orientação minha no sentido de homenagem ao seu avô que dedicou quase 40 anos de sua vida à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Sugiro que o velório seja realizado no Monumento Mausoléu e que, dentro das possibilidades, que também seja enterrado ali, tal como aconteceu em 11 de julho de 1969 com o poeta GUILHERME DE ALMEIDA. Passo a fazer vários telefonemas com o Quartel General da PMESP, pois não quero passar por cima da autoridade do Cmt Geral, já que a Polícia Militar é responsável pela segurança, manutenção e restauro do Monumento Mausoléu.
A TENENTE-CORONEL Fem PM MARIA YAMAMOTO, Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, vai consultar o CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ e depois me comunicará a decisão final. Saio então de casa e vou para a Sociedade. Antes, já tinha avisado o GINO STRUFFALDI sobre o falecimento do Senhor MARCONDES.
No MMDC começa uma série de vários telefonemas. É com o LUIZ FERNANDO, com a Polícia Militar, com a Funerária e com a Prefeitura. Depois de uma espera que parece uma eternidade fica decidido que o velório seja realizado na cripta do Monumento Mausoléu. Quanto ao enterro, que deverá acontecer amanhã, depende da assinatura do decreto que está sendo preparado pela Prefeitura. GILBERTO KASSAB não é contactado e o vice não quer assinar o decreto. Forneço a todos eles cópia do Decreto que autorizou o enterro de GUILHERME DE ALMEIDA, em 11 de julho de 1969.
Chegam na Sociedade: CORONEL ARY CANAVÓ, ROMAGNOLI e JANAÍNA. Nossa funcionária MARINEI não tem sossego. O telefone não pára de tocar. Além disso, ela passa e-mails para nossos associados dando conta de uma nota de falecimento. O LUIZ FERNANDO manda um carro nos buscar: GINO, CANAVÓ e eu. Vamos para o IBIRAPUERA. Ali, encontramos vários familiares e amigos do falecido. Aguardamos a chegada do corpo. Enquanto isso, com a MAJOR Fem PM CLARISSE, da 5ª EM/PM acerto a vinda dos lanceiros do Regimento de Polícia Militar “9 DE JULHO”, para prestar as homenagens de praxe.
Depois das 17 horas chega GERALDO FARIA MARCONDES no Monumento. Ele, durante quinze anos de sua vida, foi o diretor do Monumento. Agora, estará junto com os 769 heróis de 32. Conversamos com muita gente: JALIL HABIB SAAD (engenheiro que muito elogia o falecido), PAULO ANDRÉ JORGE GERMANOS (do SECOVI, mostra para nós o livro dos 60 anos da Instituição, onde o senhor MARCONDES foi presidente), SUBTENENTE PM Ref NEGRÃO (depois de mais de vinte anos vem me lembrar de tempos passados no CPAM/1, onde eu era TENENTE-CORONEL e ele sargento). São tantas as pessoas presentes, várias delas querendo saber da história do Monumento e isso eu faço com muito prazer. Mas a minha situação física vai se comprometendo, estou rouco de tanto falar e, o que é pior, começo a sentir câimbras nas pernas. JANAÍNA se propõe a levar o GINO para casa. Se estou cansado, imagine o presidente que tem 94 anos. Acompanho-o.
Aviso LUCINDA que vou passar a noite na casa do GINO. Amanhã cedo retornaremos ao velório. O enterro está marcado para as 9 horas. Nosso presidente está com tosse. Faz inalação. Não melhora muito. Ainda assistimos alguma coisa na televisão, na tentativa de espairar os pensamentos confusos com a morte do senhor MARCONDES. O filho do GINO, o ALDO, está presente. Dona DINORÁH arruma uma cama para mim no quarto do ALDO. Acontece que uma tosse que me ataca e as câimbras que de vez em quando me dá faz com que o meu descanso não seja adequado. Encerramos uma data tumultuada, complicada pelas decisões que temos de tomar.    

O Ministério Público Estadual desarticulou hoje o “departamento jurídico” do Primeiro Comando da Capital (PCC). Foram presas seis pessoas, incluindo as advogadas ALESSANDRA MOLLER e PATRÍCIA GALINDO DE GODOY, apontadas como assessoras diretas da cúpula da facção. As duas agiam a mando de ORLANDO MOTA JÚNIOR, o MACARRÃO, que exerce o papel de “diretor jurídico” da organização criminosa, apesar de estar preso na Penitenciária de PRESIDENTE WENCESLAU 2, no interior paulista.
A OPERAÇÃO PRIMA DONNA foi desencadeada após quase seis meses de investigações dos núcleos regionais do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), em SÃO PAULO, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS e PRESIDENTE PRUDENTE. Em janeiro, promotores do VALE DO PARAÍBA tiveram acesso a um comunicado – o chamado “salve” – em que a liderança dava as diretrizes para uma ampla reestruturação da facção. O objetivo era aprimorar o recrutamento de pessoas, que havia sido descentralizado com a ida de MARCO CAMACHO, o MARCOLA, líder máximo da organização, para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Um dos pilares dessa reformulação era o fortalecimento do “departamento jurídico”.

Faleceu HELENA BRUNA ROSSI PENNA, aos 90 anos. Educadora emérita foi diretora do Colégio FIRMINO DE PROENÇA, tendo também se dedicado ao ensino para diversas gerações de alunos do MACKENZIE, DANTE ALIGHIERI e do Colégio de Aplicação da USP. Era viúva do senhor PAULO GALVÃO PENNA.  
Dona HELENA e o senhor PAULO estiveram várias vezes em POÁ, em visita a dona GABRIELA, dona “GABI”, que residia numa casa de minha mãe. PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, nosso associado do MMDC, ultimamente comentava a doença de sua mãe, internada num hospital. A missa em memória será celebrada no dia 28 (segunda-feira), às 8:30 horas, na Igreja NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, na Avenida DOUTOR ARNALDO, 1.831, ALTO DO SUMARÉ.

O desembargador JEDIAEL GALVÃO MIRANDA, de 45 anos, do Tribunal Regional Federal, da 3ª Região (seção judiciária de SÃO PAULO), morreu em um acidente de trânsito no km 225 da Rodovia PRESIDENTE DUTRA, em GUARULHOS, ontem à noite. O veículo oficial que MIRANDA ocupava bateu atrás de um caminhão quebrado, que estava parado na pista expressa. O motorista que transportava o desembargador, o técnico judiciário SÉRGIO LIBERMAN, de 52 anos, ficou gravemente ferido e continua hospitalizado.

O garoto FÁBIO BOTELHO, de 4 anos, foi baleado na cabeça durante uma tentativa de roubo na região do SACOMÃ, zona sul da capital, ontem à noite. O disparo partiu da arma do ladrão, que estava em luta corporal com o pai do menino, o técnico de enfermagem ARMANDO BOTELHO JÚNIOR, de 32 anos. Um segundo bandido entrou na briga e a dupla o espancou com socos e até tijoladas. Atingido de raspão no supercílio direito, FÁBIO passou por uma cirurgia plástica hoje à tarde. Ele e o pai estão fora de perigo.   

O senador BARACK OBAMA, candidato democrata à CASA BRANCA, encontrou-se hoje em PARIS com o presidente francês NICOLAS SARKOZY. Os dois demonstraram um discurso afinado, com vários pontos em comum, principalmente com relação à pressão para pôr fim ao programa nuclear iraniano e sobre a necessidade de enviar mais tropas ao AFEGANISTÃO. A portas fechadas, os dois conversaram sobre IRÃ e AFEGANISTÃO. SARKOZY afirmou que é necessário o envio de mais tropas para combater o terrorismo em território afegão, uma decisão elogiada por OBAMA na entrevista concedida após o encontro. “Essa é uma guerra que precisamos ganhar”, disse o senador.

Morreu no interior da FRANÇA, aos 80 anos, um dos mitos do jazz, o saxofonista norte-americano JOHNNY GRIFFIN. A causa da morte não foi divulgada. GRIFFIN esteve no BRASIL em 1998, para o FREE JAZZ FESTIVAL. Já não estava no auge, tinha 70 anos na época e alguns excessos minaram um pouco seu fôlego, mas fez um bonito concerto assim mesmo. Anel de diamante na mão direita, JOHNNY era bonachão e mandou ver nas caipirinhas no RIO e em SÃO PAULO. No palco, brincava com a fumaceira que se fez no alto de sua cabeça, no antigo restaurante do JOCKEY CLUB – onde eram os shows de jazz antigamente. Tocou COLE PORTER e J.J. JOHNSON e DIZZY GILLESPIE. Abriu o show com “JUST ONE OF THOSE THINGS”, de COLE PORTER.
GRIFFIN começou a carreira aos 17 anos, pelas mãos de LIONEL HAMPTON. Irreverente, bon vivant, ele vivia numa cidadezinha francesa (morou também na HOLANDA por um tempo). Na metade dos anos 1990, lançou CHICAGO, NEW YORK, PARIS, gravado para celebrar seus 50 anos de jazz. O título remetia às três cidades referenciais em sua obra: CHICAGO, onde nasceu; NOVA YORK, onde viveu a ascensão de bepop ao lado de gente como THELONIOUS MONK; e, por fim, PARIS, onde costumava apresentar-se com freqüência desde aos anos 1960, quando se mudou para a FRANÇA. “Não moro em PARIS porque não gosto de cidades; prefiro o campo”, contou ao “ESTADO”.
Tocou com JOHN COLTRANE, ART BLAKEY, LEE MORGAN, LIONEL HAMPTON. Foi amigo de BETTY CARTER. “Era uma doce lady. Ela sempre teve a chama, além de uma grande imaginação”. Sobre sua carreira, dizia: “Na verdade, gosto mesmo é de divertir-me e de ajudar as pessoas a ter uma noitada agradável”. Apreciava música erudita, especialmente RACHMANINOFF, SIBELIUS e BARTOK. Conhecia também VILLA-LOBOS, “extraordinário”, e tinha admiração por JOÃO GILBERTO.   

O rei espanhol, JUAN CARLOS, e o presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, trocaram sorrisos e apertos de mão no primeiro encontro dos dois desde a cúpula IBERO-AMERICANA de 2007, quando o rei tentou impor o silêncio ao venezuelano, dizendo “por que não te calas?”. CHÁVEZ foi recebido hoje pelo rei em PALMA DE MALLORCA e propôs: “Por que não vamos à praia?”

2 009        :       -     SÁBADO
Faleceu, aos 69 anos, CAIO LUIZ PRADO ALFAYA, filho de DILMAR WINZ PROCHAT ALFAYA e YOLANDA PRADO ALFAYA. Durante muitos anos militou no Quartel do Comando Geral, como pertencente à Comunidade. Foi secretário do antigo Conselho Supremo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, sendo eliminado da Sociedade por inadimplência. Sempre comparecia nas solenidades da Corporação, como representante da Comunidade.  

Uma das manhãs mais frias de julho. Não consigo sair da cama, sentindo-me mal neste início de sábado. Somente com a chamada da LUCINDA, por volta das 11 horas, é que vou levantar. Não é fácil “engrenar” as coisas, principalmente na leitura dos jornais.
Dois aniversários “esquentam” um pouco este sábado. PAULO CÉSAR está completando 29 anos e seu filho, IAGO, sete anos. O PAULO CÉSAR mantém contato virtual com pessoas que se reúnem anualmente na casa de um deles, no ALPHAVILLE. Assim é que ele, a KÁTYA e o filho vão, à tarde, para esse lugar. Comemorarão a data em companhia deles.
Lembro do falecimento de dois veteranos da Revolução Constitucionalista de 1932, que tiveram papel preponderante na Sociedade de Veteranos de 32-MMDC: GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, em 25 de julho de 2006, e GERALDO FARIA MARCONDES, em 25 de julho de 2008. O tempo passa e o esquecimento dos familiares é algo impressionante. Não tivemos conhecimento de que missas foram marcadas por intenção das almas dos ex-combatentes. Eles muito fizeram pela causa e os familiares nada fizeram para cultuar a imagem dos bravos de 32.

A chuva fraca e o frio intenso durante todo o dia não espantaram os devotos de SÃO CRISTÓVÃO, protetor dos motoristas que foram até a igreja do santo, na Avenida TIRADENTES, no Centro da capital. Desde às 6 horas, os fieis passaram em frente à igreja para receber a bênção dos padres, que jogavam gotas de água benta nos veículos.
Desde que a paróquia foi fundada em 1940, é mantida a tradição das bênçãos todo o dia 25 de julho. Naquela época, porém, eram benzidos cavalos e charretes. Hoje, uma enorme fila se forma na Avenida Tiradentes. Hoje, dois padres, incluindo o pároco – PADRE JOÃO BENEDICTO VILLANO – atenderam, só na parte da manhã, cerca de 2 mil carros, entre os quais vários táxis e viaturas da ROTA. 

Felipe Massa sendo levado para hospital
Felipe Massa sendo levado para hospital
Após sofrer um grave acidente neste sábado, durante os treinos classificatórios para o GP da Hungria, o brasileiro Felipe Massa se submeteu a uma cirurgia no Hospital Militar de Budapeste. Em coma induzido e respirando por aparelhos, ele vai ser reavaliado na manhã deste domingo, quando será submetido a uma tomografia. O boletim médico informou que o piloto da Ferrari teve fraturas no crânio e uma pequena lesão no cérebro. De acordo com o comunicado divulgado pela Ferrari, o exame médico mostrou, além do corte na testa, com cerca de oito centímetros, uma lesão na parte esquerda do crânio e uma concussão cerebral. A nota informou que a cirurgia foi bem-sucedida, mas o brasileiro passará a noite de sábado em observação na Unidade de Terapia Intensiva. A Ferrari confirmou que o piloto está fora do GP da Hungria. Segundo o médico oficial do GP do Brasil, Dino Altmann, é possível que Massa fique até seis semanas parado. O capacete do piloto brasileiro foi atingido por uma mola de cerca de 12 centímetros, feita de metal, que se soltou do carro de Rubens Barrichello. A peça quicou na pista e acertou o capacete de Massa quando ele acelerava a aproximadamente 280km/h. Rubens Barrichello foi ao hospital e não conseguiu ver Massa, mas conversou com os médicos e saiu mais aliviado. - Eles não me deixaram chegar até o Felipe, o que é normal em uma situação como esta. Falei com dois doutores, e a cirurgia foi ótima. Mas como tudo que acontece na cabeça é um pouco delicado, então ele tem que passar por um momento de espera. O Felipe tem que estar relaxado neste momento, por isso o coma induzido - explicou Rubinho, em entrevista à Rede Globo. O comentarista da Rede Globo Luciano Burti também esteve no hospital. - Correu tudo bem, o médico estava satisfeito com o resultado da cirurgia. A consequência do acidente varia de pessoa para pessoa. Aparentemente, o Felipe está bem, e eles querem esperá-lo acordar para poder ter certeza de que está tudo em ordem. O momento agora é de calma. O impacto na cabeça é sempre delicado, é como se fosse um hematoma. Esperam que amanhã, quando ele acordar, isso já esteja recuperado. A agência de notícias Associated Press atribuiu ao diretor do hospital, Peter Bazso, a afirmação de que Massa está estável, mas ainda corre risco de morte. Uma fonte da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ouvida pela Rede Globo, no entanto, desmentiu a informação. O comentarista da Globo Luciano Burti, em sua conta no Twitter, também afirmou que não há risco: Para deixar bem claro, nada de risco de morte, como saiu em alguns sites. Ele está sedado para se recuperar da concussão cerebral, apenas isso - disse Burti
O espanhol FERNANDO ALONSO voltou a reinar na Fórmula 1, ao menos por algumas horas. O piloto da RENAULT fez o melhor tempo em um confuso e aflitivo treino classificatório. SEBASTIAN VETTEL, alemão cotado a ser astro da F-1 nas próximas temporadas, confirmou a boa fase da RED BULL ao cravar o segundo melhor tempo. A segunda fila ficou com seu companheiro de equipe, o australiano MARK WEBBER e com o inglês LEWIS HAMILTON, da McLAREN. RUBENS BARRICHELLO ficou com o 13º tempo e NELSON PIQUET com o 15º lugar.

O acidente sofrido por FELIPE MASSA causou desespero na família do piloto. Cinco horas depois de o brasileiro ser atingido na cabeça por uma mola de aproximadamente 800 gramas, os pais de MASSA, LUIZ ANTÔNIO e ANA ELENA, e a mulher dele, RAFFAELA, embarcaram para a HUNGRIA.
O vôo da ALITALIA, que decolou às 15:37 horas do Aeroporto de CUMBICA, em GUARULHOS, fez escala em MILÃO, na ITÁLIA.  DINO ALTMANN, chefe da equipe médica do GP do BRASIL, viajou junto, a pedido dos pais do piloto. Especialista em segurança no automobilismo, DINO ALTMANN acredita que MASSA demorará até seis semanas para se recuperar.  

O frio bate recorde na Região Sul, que teve hoje o dia mais frio do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura chegou a 6,3 graus negativos em VACARIA (RS). Em PORTO ALEGRE, os termômetros marcaram 0ºC. Ainda de acordo com o INMET, houve geada forte em SANTA CATARINA (CAMPOS NOVOS, LAGES e SÃO JOAQUIM) e em cidades do RIO GRANDE DO SUL  

O vice-presidente JOSÉ ALENCAR está disposto e conversando normalmente, segundo boletim divulgado hoje à tarde pelo Hospital SIRIO-LIBANÊS. Pode ser que amanhã ALENCAR seja transferido da UTI para um quarto, onde deverá ficar por uma semana, aproximadamente.
Ele passou bem a noite e logo pela manhã, 12 horas depois da cirurgia, recebeu um telefonema do presidente LULA, que está no PARAGUAI. Os dois conversaram durante alguns minutos.
Pela manhã, ALENCAR já respirava sem aparelhos, recuperando-se satisfatoriamente da cirurgia à qual se submeteu ontem, durante quatro oras e meia, para desobstruir o intestino. A operação, para fazer uma colostomia, foi bem-sucedida, segundo o cirurgião RAUL CUTAIT. Por volta das 11 horas, os médicos voltaram a examiná-lo e retiraram a sonda gástrica colocada para auxiliar na cirurgia. Depois, sentado na cama da UTI, ALENCAR conversou com médicos e familiares.

O emprego do técnico TITE está por um fio no INTERNACIONAL. O COLORADO perdeu hoje para o BOTAFOGO por 3 a 2, no ENGENHÃO, no RIO, e viu aumentar sua crise. A equipe perdeu a COPA DO BRASIL, a RECOPA e, de quebra, está em franca decadência no BRASILEIRÃO. TITE não admite falar em demissão, mas sabe que a diretoria não vai conseguir administrar a pressão por muito tempo.
Já em PORTO ALEGRE, o GRÊMIO bateu o SANTO ANDRÉ por 3 a 2, de virada, no Estádio OLIMPICO, e se reabilitou da derrota para o AVAÍ na última rodada. O triunfo fez o time gaúcho subir na tabela e ficar mais próximo do G-4. Fechando a rodada, o AVAÍ confirmou a boa fase ao bater o ATLÉTICO – PR por 3 a 1, na ARENA.

O presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, chegou hoje à localidade de LAS MANOS, no lado nicaragüense da fronteira, pelo segundo dia consecutivo, na tentativa de entrar em seu país para retomar o poder, depois do golpe militar do dia 28 de junho. “Fora (ROBERTO) MIICHELETTI, fora MICHELETTI”, gritava ZELAYA, eufórico, usando um megafone, enquanto era acompanhado por diversos seguidores. “Nunca aceitaremos um presidente imposto pelos militares”.
O golpe de Estado do dia 28, em HONDURAS, foi uma reação violenta a uma prática que, desde 1995, tornou-se comum na AMÉRICA LATINA: encastelar-se no poder ampliando constitucionalmente o mandato presidencial. A artimanha não é nova. GETÚLIO VARGAS estendeu seu tempo de governo no BRASIL e JUAN DOMINGO PERÓN fez o mesmo na ARGENTINA, passando por cima da regra eleitoral. Mas foi a partir dos anos 1990, período de redemocratização na AMÉRICA LATINA, que uma série de reformas disseminou os mandatos consecutivos. 

Reunidos em ASSUNÇÃO, PARAGUAI, os presidentes do BRASIL, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, e do país vizinho, FERNANDO LUGO, anunciaram hoje um acordo sobre a exploração da Hidrelétrica de ITAIPU, na fronteira dos dois países. Pelo acerto, o BRASIL, que paga 120 milhões de dólares pela energia da usina, passará a pagar 360 milhões de dólares. A decisão precisa ser aprovada pelos Congressos dos dois países para vigorar. LULA considerou “histórico” o acordo.

O penúltimo veterano britânico da Primeira Grande Guerra, HARRY PATCH, morreu hoje aos 111 anos, em SOMERSERT, no oeste da INGLATERRA. Até completar 100 anos, ele não falou com ninguém sobre o que viveu na guerra; Sua morte ocorreu uma semana após o falecimento de outro remanescente do conflito, HENRY ALLINGHAM, o homem mais velho do mundo, que faleceu aos 113 anos em BRIGHTON, no sul da INGLATERRA. Agora, o único homem vivo nascido na GRÃ-BRETANHA que participou da Primeira Grande Guerra é o marinheiro CLAUDE CHOULES, de 108 anos, que vive na AUSTRÁLIA. PATCH deixou a escola aos 15 anos para ser aprendiz de encanador e foi recrutado aos 18 anos para servir, durante quatro meses, nas trincheiras como atirador. Em 1917, ele combateu na batalha de PASSCHENDAELE, em YPRES, na BÉLGICA, na qual mais de 70 mil soldados britânicos perderam a vida.
O príncipe CHARLES prestou homenagem ao ex-combatente, “HARRY sempre estimou o extraordinário coleguismo que as assustadoras condições produziram no batalhão e se manteve leal até o fim”, disse CHARLES à BBC.

Estima-se que ao menos 16 guerrilheiros das FARC morreram em um bombardeio realizado hoje pela Força Aérea colombiana. Os rebeldes estavam em um acampamento escondido na selva, próximo às localidades de PUERTO RICO e VISTA HERMOSA, na província de META. Acredita-se que os insurgentes mortos façam parte do comando de segurança de JORGE BRICEÑO, o “MONOY JOJOY”, chefe militar das FARC.

2 010       :          -       DOMINGO
Assistimos nesta manhã a corrida de Fórmula 1 no circuito de HOCKENHEIM, GRANDE PRÊMIO DA ALEMANHA.
Depois de dez corridas, a FERRARI voltou a vencer e com dobradinha, como na abertura do campeonato, em BAHREIN, com FERNANDO ALONSO em primeiro e FELIPE MASSA em segundo. Mas tanto a equipe quanto MASSA sofreram uma derrota arrasadora.
MASSA já está pagando um preço alto: perdeu a confiança de parte dos brasileiros por obedecer o pedido do seu time para deixar ALONSO ultrapassá-lo quando liderava. E resgatou as tristes memórias de RUBENS BARRICHELLO, que fez o mesmo em 2002. A FERRARI, por sua vez, sofreu profundo desgaste de imagem, pode ver seus pilotos desclassificados pela FIA, além de pagar uma multa de cem mil dólares.
MASSA assumiu a decisão: “Sim, deixei o FERNANDO me passar porque, se não fosse assim, ele não me ultrapassaria.” Era a 48ª das 67 voltas da prova no circuito de HOCKENHEIM. “Fiz uma largada fantástica, mas não estava tão rápido por causa dos pneus duros.” O engenheiro de MASSA, ROB SMEDLEY, disse no rádio: “FELIPE, FERNANDO está mais rápido. Você entendeu a mensagem.” Depois, falou: “Bom menino, desculpe.”
Diante do comportamento de MASSA neste GP está claro que as atenções da FERRARI se concentrarão em ALONSO. Com o quarto lugar, LEWIS HAMILTON, da McLAREN, manteve-se em primeiro no Mundial, com 157 pontos, seguido pelo companheiro JENSON BUTTON, quinto nesta corrida. Mas ALONSO, quinto, chegou a 123 pontos e entrou na luta. MASSA segue em oitavo, com 85. O terceiro na ALEMANHA foi SEBASTIAN VETTEL. RUBENS BARRICHELLO chegou em 12º e BRUNO SENNA em 19º lugar.  

O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO renasce hoje com novo formato de suas páginas, projeto gráfico mais atual, arquitetura interna renovada, uma proposta mais dinâmica de divisão do noticiário entre editorias. Os objetivos estratégicos tradicionais permanecem. Mas a forma e o estilo se adaptam ao mundo globalizado em que vivemos. Há muito tempo que sou assinante do DIÁRIO DE SÃO PAULO, mesmo antes quando se chamava DIÁRIO POPULAR. Apenas surge um problema para mim. É que separava os assuntos do jornal, coisa que agora não poderei fazer mais. O jeito é colecioná-lo por inteiro.

O domingo é do PAULO CÉSAR e do IAGO. Pai e filho completam seus aniversários na mesma data. O almoço está sendo realizado na casa do NELSON e SORAYA onde muita gente comparece nesta data, principalmente os parentes e um número significativo de crianças. LUCINDA, JOÃO GOMES, MARLENE e eu vamos participar dessa comemoração.

Faleceu aos 78 anos o empresário TOBIAS MUZAIEL. Entusiasta de JUNDIAÍ, no interior paulista, sempre divulgava a cidade em seus veículos de comunicação. Também era um grande defensor do rádio e participava de várias associações em prol do veículo.
MUZAIEL começou como locutor da Rádio DIFUSORA de JUNDIAÍ, que mais tarde viria ser dele. Depois de uma breve passagem pela capital como garoto-propaganda da TV PAULISTA, retornou para a rádio como diretor. Em 1964, fundou o JORNAL DE JUNDIAÍ – hoje o mais vendido e antigo periódico da cidade. Recentemente repassou o controle das empresas para os filhos. No entanto, ainda apresentava na rádio um programa diário de entrevistas.  

MANO MENEZES fechou seu ciclo no CORINTHIANS do jeito que imaginava. Numa noite de festa no PACAEMBU, o treinador recebeu o apoio da torcida e recolocou o time na liderança do Campeonato Brasileiro com a vitória sobre o GUARANI por 3 a 1. Amanhã, ele viaja para o RIO e já começa o seu novo trabalho, o mais difícil de todos. Logo de cara, anuncia os convocados para o amistoso da seleção brasileira contra os ESTADOS UNIDOS, dia 10, em NOVA JERSEY.
Aplaudido pela massa alvinegra do começo ao fim, MANO foi o centro das atenções no estádio municipal. Quis o destino – e a tabela da competição – que o seu adeus (ou “até logo”) fosse justamente contra o time que marcou sua estréia no comando corintiano. Em janeiro de 2008, a vitória por 3 a 0 sobre o GUARANI iniciou um excelente trabalho que terminou com a convocação de RICARDO TEIXEIRA, presidente da Confederação Brasileira de Futebol. Nesse período, títulos da série B do BRASILEIRO, da COPA DO BRASIL e CAMPEONATO PAULISTA.
Despedir-se com uma vitória era o mínimo que ele poderia fazer nesta noite. “O importante é fechar com chave de ouro”, falou logo que pisou no gramado do PACAEMBU, cercado por repórteres. O recado estava dado aos jogadores. Os três pontos, naquele momento, dependiam mais deles. E era melhor não decepcionar o comandante.

Na expectativa do anúncio de um novo e importante reforço, a volta do meia chileno VALDÍVIA, o PALMEIRAS encarou o CEARÁ, nesta noite, em FORTALEZA. Com cinco desfalques, o time comandado pelo técnico LUIZ FELIPE SCOLARI ficou no empate: 0 a 0.

O técnico MURICY RAMALHO não está arrependido de ter recusado convite para dirigir a seleção brasileira. Mas admitiu que deixou escapar “uma oportunidade única”. Ele foi o centro das atenções no clássico em que o FLUMINENSE empatou por 1 a 1 como BOTAFOGO, nesta noite, no ENGENHÃO, e perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro para o CORINTHIANS, que venceu o GUARANI por 3 a 1.

De olho na LIBERTADORES, o INTER escalou hoje só quatro titulares contra o FLAMENGO, no BEIRA-RIO e ainda assim venceu o clássico. O time gaúcho passou a somar 19 pontos, ocupando a terceira colocação. Foi uma vitória magra (1 a 0, gol de TAISON), mas suficiente para fazer a torcida ovacionar o técnico CELSO ROTH.

Não foi fácil, mas deu BRASIL. A seleção masculina de vôlei, comandada por BERNARDINHO, venceu a RÚSSIA por 3 a 1, em CÓRDOBA, ARGENTINA, e subiu ao pódio como grande campeã da LIGA MUNDIAL DE VÔLEI, confirmando assim a supremacia absoluta na competição, com nove títulos conquistados. A ITÁLIA fica para trás, com oito.

Faleceu, aos 61 anos, neste domingo, o professor de Educação Física GERALDO BARROS SILVA JÚNIOR. Foi maratonista na década de 1980. Treinava nas estradas e usava os conhecimentos que obteve do magistério para aperfeiçoar seu desempenho
Até recentemente, com cerca de 60 anos, praticava corrida de orientação, que tem como objetivo encontrar check points demarcados nas trilhas. Ainda freqüentava aulas de surfe, na praia onde morava, em SANTA CATARINA. Na vida profissional, foi diretor do Centro Esportivo da Escola de Engenharia de MAUÁ. Criado por ele, em 1975, hoje o complexo é um dos mais modernos do País. Era fã de FRANK ZAPPA, colecionando tudo sobre o músico.

A violência marcou o período em que a empresa COLOSSUS MINERALS INC., com sede em TORONTO, e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de SERRA PELADA (COOMIGASP) fecharam contrato para explorar ouro no local. Houve três assassinatos, um suposto suicídio, tiroteios e a intervenção de um ex-araponga indicado pelo então ministro, hoje senador, EDISON LOBÃO. O grupo de LOBÃO montou um esquema com empresas de fachada e caixa 2 e tomou o controle da COOMIGASP para garantir a exclusividade na exploração do ouro subterrâneo da jazida, localizada no município de CURIONÓPOLIS, na região sul do PARÁ.   

O presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, ameaçou hoje cortar o fornecimento de petróleo venezuelano para os EUA caso a COLÔMBIA ataque a VENEZUELA. A ameaça é conseqüência da tensão crescente que levou ao rompimento das relações diplomáticas entre os dois vizinhos, na quinta-feira, dia 22 de julho, e mais uma resposta de CHÁVEZ às acusações feitas por BOGOTÁ de que CARACAS esconde guerrilheiros das FARC.    

2 011        :        -        SEGUNDA-FEIRA
Por volta das 6 horas o JOÃO GOMES e seu amigo ANDRÉ vão me levar de carro até o Hospital Militar. Está prevista para logo cedo a retirada dos pontos. Chegamos no HM antes das 7 horas e vamos esperar um pouco para ser atendido. Vários conhecidos conversam comigo, principalmente sobre o atual momento da nossa Polícia Militar.
0 1º TENENTE PM Méd FILIPE MINZON RODRIGUES examina o local da operação e constata acúmulo de líquido. Resolve retirar esse líquido e explica o por quê aconteceu isso. Marca para o dia 1º de agosto, próxima segunda-feira, novo exame do pós-operatório. Nem retira os pontos. Vejo a grande preocupação do MINZON com um incidente perigosíssimo em sua casa, onde houve um princípio de incêndio que poderia ter se transformado em algo mais grave. Ele demonstra dedicação ao trabalho que faz e está de parabéns mais uma vez.
Do Hospital Militar vou diretamente para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Os eventos marcados para os quatro últimos dias do mês em curso estão merecendo toda a nossa atenção. O CORONEL PM MENDES está regressando do seu passeio até NATAL, onde passou uma semana em companhia dos aniversariantes: sua esposa, seu filho DÉCIO e os netinhos JULIO e BIANCA. Agora volta com tudo para registrar os diversos diplomas das condecorações que serão entregues na Corregedoria PM, OLÍMPIA, GUARULHOS e na BELA VISTA.
Fico sabendo através do COLOMBO, que almoça comigo na AOMESP, que nosso amigo OLIVEIRA acompanha o drama da viúva do Senhor SATURNINO, internada numa UTI, com problemas coronários. Isso vem acontecendo desde a semana passada.
Por volta das 14:30 horas estou reunido com o Comandante do CPA/M-1 – CENTRO – no quartel da Rua VERGUEIRO, CORONEL PM PEDRO DE OLIVEIRA FILHO, FONTELAS (dos carros antigos do Exército), CAPITÃO PM ANÍSIO para discussão dos pontos principais da solenidade marcada para o próximo domingo. O CORONEL PM PEDRO demonstra grande interesse para que tudo transcorra da melhor maneira possível e coloca alguns oficiais e auxiliares para ajudar no roteiro pré-estabelecido, evitando contratempos de última hora.
FONTELAS gentilmente me transporta em seu carro até o terminal ARMÊNIA, onde retorno a GUARULHOS.
LUCINDA comunica, assim que chego, que nesta noite vamos nos reunir com o NELSON, SORAYA, KÁTYA, BRUNO, MARLENE, JOÃO GOMES, NORMA, RENATA e MARYA LUIZA no restaurante CHOUPANA, na Av. PAULO FACCINI, a fim de comemorarmos os aniversários do PAULO CÉSAR (31 anos) e IAGO (9 anos). Saboreando deliciosas pizzas, num ambiente aconchegante, passamos momentos muito significativos nessa união das duas famílias, como fazemos sempre, desde que nasceu o IAGO. Esse nosso encontro vai terminar depois das 22 horas.       

Mantenho uma correspondência virtual com o Dr PINHO, que me solicita informação sobre os veteranos de 32 em GUARULHOS:
Em tempo:
Dr Celso, cometi um lapso ao informar errado o local da solenidade do dia 30, em GUARULHOS. O evento será realizado, às 10 horas, no PARQUE MUNICIPAL RENATO DE ANDRADE MAIA, à Avenida PAULO FACCINI, nº 15, Essa solenidade do 79º Aniversário da Revolução Constitucionalista está sendo realizada pelo 44° Batalhão de Polícia Militar, comandada pelo TENENTE-CORONEL PM CESÁRIO LANGE DA SILVA PIRES JÚNIOR.
Em 25 de julho de 2011 23:53, Mario Ventura celmario@gmail.com> escreveu:
PREZADO Dr CELSO
O senhor tem mais dados do que eu. Algumas solenidades ocorridas em anos anteriores, na Câmara Municipal de GUARULHOS, chegou-se a reunir um número razoável de ex-combatentes, mas todos entrados em idade. Desses, não temos ninguém vivo. Recordo-me que na época, em 1996-97, cheguei a pedir a alguns deles para que relatasse a participação na Revolução, mas, não obtive resposta e eles carregaram para o Regimento do Senhor as suas histórias.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC foi fundada em 7 de julho de 1954, vinte e dois anos após o episódio de 32. Não recebeu essa Sociedade as relações dos combatentes de outros municípios. Nossa luta de se criar um único Memorial de 32 é uma verdadeira utopia. consta do nosso Estatuto, mas não temos auxílio governamental e lutamos com falta de dinheiro para os mais elementares gastos da própria Entidade.
Para se ter uma idéia contamos apenas com uma única funcionária que faz verdadeiros milagres para atender nossa precária infraestrutura. Nos últimos anos crescemos com a criação de núcleos. Um deles se situa na própria cidade de Guarulhos. Dia 30 de julho (sábado) iremos comemorar o 79º Aniversário da Revolução Constitucionalista no Salão do Parque CECAP, às 10 horas. Convido-o para essa solenidade, onde poderemos conversar sobre essa EPOPÉIA. Estou encaminhando a Lei que criou o DIA DO ALVARENGA e anulou a anterior que praticava uma excrescência histórica, pois não podemos mudar a sigla tornada oficial com um Decreto do Governo PEDRO DE TOLEDO datado de 10 de agosto. No episódio da PRAÇA DA REPÚBLICA foram feridos onze jovens. Não eram estudantes, como alguns livros citam. Basta ler os jornais de 24 de maio de 1932 para verificar que MARTINS era fazendeiro em SERTÃOZINHO, CAMARGO vivia numa fazenda em AMPARO, MIRAGAIA trabalhava em um cartório, DRÁUZIO, tinha apenas 14 anos e, se estudante, seria de ginásio. Um dos livros de PAULO NOGUEIRA (são seis no total) ele cita AMADEO, como um dos jovens que morreu antes de ALVARENGA. Ainda contamos com um açougueiro, um copeiro e um advogado entre os feridos na madrugada de 23 para 24 de maio. Enfim, para corrigir o erro histórico o nosso deputado MAJOR PM OLÍMPIO, atendendo nosso pedido, criou a lei 13.840 "DIA DO ALVARENGA E HERÓIS ANÔNIMOS", em 12 de agosto, justamente a data em que ALVARENGA veio a falecer.

Em 25 de julho de 2011 16:04,  escreveu:
Prezado Coronel Mário Ventura,
Tenho a hora de vir à presença de V. Sa com o interesse de saber se os arquivos do MMDC(A) contém informações sobre a participação da cidade de Guarulhos na Revolução Constitucionalista de 1932, sendo que no arquivo histórico guarulhense, mais precisamente nas atas da câmara municipal lá arquivadas (das quais possuo cópias) consta apenas que em 10 de julho houve a assinatura do Ato 81 que criava a Guarda Civil Municipal, com 50 homens, uma vez que o destacamento da Força Pública aqui existente foi recolhido, quiçá para integrar o Exército Constitucionalista..
Vale salientar que apenas 9 dias depois, o Ato 84, reduziu o efetivo recém criado para apenas 30 homens, sem direito a qualquer tipo de remuneração, apenas sendo-lhes concedida alimentação quando impedidos de alimentar-se em suas próprias residências(a referida Guarda Civil foi extinta em 1º de agosto do mesmo ano).
Outra informação colhida junto ao arquivo diz respeito a colaboração populacional em 2:190$000 (Dois Contos, cento e noventa mil Réis) para a compra de capacetes aos soldados constitucionalistas.
Ainda em pesquisas realizadas por esse solicitante junto à pessoas residentes na cidade, fica-se sabendo que na (antiga) Rua Direita, hoje, Rua D. Pedro II, bem no centro de Guarulhos, mais precisamente onde existiu a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (demolida em 1935), houve um local para alistamento de voluntários e que lá os soldados aprendiam o manejo de armas e praticavam ordem unida e que embarcaram para o "front" no trenzinho da Cantareira (inaugurado em 1915) na antiga estação (hoje desativada) existente na atual Praça IV Centenário, ao lado da nominada Rua Força Pública (acredito que tal nomeação deve-se em homenagem àquela força, cujos homens lutaram nas diversas frentes de batalha).
Finalmente, Sr Coronel, tenho a informação que soldados constitucionalistas acamparam na Fazenda Tanque Grande, mais conhecida como Fazenda da Candinha, no Jardim São João e que outros ficaram acantonados junto a Estrada de Nazaré, nas imediações da Fazenda Caxambú, à época de propriedade do General Miguel Costa (tais informações foram publicadas no livro "Candinha, a Senhora do Bananal", de nossa autoria).
Assim, Senhor Diretor, na qualidade de historiador de minha cidade, venho em busca de socorro, vez que, para as comemorações do 80º aniversário da Revolução Constitucionalista, é nossa pretensão, ainda que de forma humilde,  na forma de livro, contar para a juventude atual a participação de Guarulhos em tão glorioso e inesquecível fato, todavia, conforme V. Sa pode verificar, as informações são escassas.
No aguardo de breve resposta, subscrevo-me respeitosamente.
Dr Celso Luiz Pinho

Em discurso inflamado de despedida, em que destilou ressentimento e mandou recados velados ao governo, o engenheiro LUIZ ANTÔNIO PAGOT comunicou hoje de manhã aos servidores e auxiliares do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) seu pedido de demissão “irrevogável”. O ex-diretor-geral disse não aceitar a pecha de corrupto e rebateu o ministro-chefe da Controladoria Geral da União, JORGE HAGE, para quem o órgão é um antigo foco de corrupção. PAGOT é o 17º dirigente a cair em meio à crise que se arrasta desde o começo de julho, com a revelação de um esquema de corrupção, tráfico de influencia e cobrança de propina que o PR teria montado no Ministério dos Transportes. O ministro ALFREDO NASCIMENTO foi um dos primeiros a pedir demissão.

Morreu hoje pela manhã, de insuficiência respiratória aguda, o jornalista ROGÉRIO MARINHO, vice-presidente da INFOGLOBO – empresa responsável pelos jornais O GLOBO, EXTRA, EXPRESSO e VALOR ECONÔMICO, das Organizações GLOBO. Ele tinha 92 anos e estava internado desde a última quarta-feira, dia 20 de julho, no Hospital SAMARITANO, em BOTAFOGO, zona sul do RIO. O governador do RIO, SÉRGIO CABRAL, e o prefeito EDUARDO PAES lamentaram a morte do jornalista. Filho caçula de IRINEU MARINHO, ROGÉRIO PISANI MARINHO, nasceu em 1919. Chegou a cursar a Faculdade Nacional de Direito, mas, aos 18 anos, começou a trabalhar no jornal O GLOBO a convite do irmão ROBERTO MARINHO, 15 anos mais velho. Foi repórter na área de esportes, redator e diretor-substituto, antes de assumir a vice-presidência do grupo. ROGÉRIO MARINHO foi um dos responsáveis pela criação de editorias do jornal. Defensor do meio-ambiente, integrou o conselho deliberativo da Fundação Brasileira pela Conservação da Natureza e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), em 1986.

Conhecido como MATINTIM, FAUSTO RODRIGUES TEIXEIRA formou uma das duplas de zaga mais famosas do futebol do PIAUI, ao lado de ZÉ DO BRAGA. Nascido em TERESINA, em 1943, herdou o apelido do pai, também jogador, durante os anos 1940 e 1950. Seu primeiro e único time foi o FLAMENGO DO PIAUI, no qual estreou em 1961. Dentro de campo era do tipo que brigava pela camisa que vestia, mas às vezes extrapolava e chegava a ser violento. No último jogo, em 1974, foi expulso e agrediu o juiz com um soco. Suspenso, decidiu encerrar a carreira. Torcia também para o FLAMENGO do RIO. Sofria de câncer. MATINTIM morreu aos 67 anos.
O jornalista ARLINDO SILVA ingressou na profissão nos “DIÁRIOS ASSOCIADOS” durante a Segunda Guerra Mundial, conflito que se estendeu entre 1939 e 1945. Ele trabalhou por mais de duas décadas na revista “O CRUZEIRO”. Lá, chegou a atuar como editor-chefe. Graças à atuação na publicação conheceu o homem que viria a ser seu patrão: o comunicador SÍLVIO SANTOS. SILVA cobriu fatos históricos que renderam reportagens de grande fôlego, como a queda do presidente argentino PERÓN; a rebelião militar de JACAREACANGA, em 1956, no AMAZONAS; o massacre de índios do XINGU; o suicídio de GETÚLIO VARGAS e o golpe militar deflagrado em 1964. Após uma entrevista com o “homem do baú”, acabou se tornando amigo de confiança de SÍLVIO SANTOS, que o convidou para trabalhar na TVS, o embrião do SBT. Na emissora, ARLINDO foi responsável pelo lançamento do primeiro núcleo de jornalismo, em 1981. Em 2000, ARLINDO lançou o best-seller “A FANTÁSTICA HISTÓRIA DE SILVIO SANTOS”, pela Editora do Brasil. O livro trazia fatos inéditos e casos curiosos envolvendo SÍLVIO, sua família e seus funcionários. Apesar de ser “chapa branca” e tudo ser publicado somente após o aval do patrão, a obra surpreendeu pela abordagem de temas bem íntimos, como o período em que SÍLVIO SANTOS achava estar sofrendo de disfunção erétil e foi buscar conselhos com o autor. Ele morreu em BELO HORIZONTE (MG), aos 87 anos, de falência múltipla de órgãos.       

O governo do Estado sofreu mais uma derrota judicial no caso do quartel abandonado da antiga sede do 2º Batalhão de Guardas, na região do PARQUE DOM PEDRO II, centro de SÃO PAULO. Sentença de primeira instância proferida semana passada obrigou o governo a manter e recuperar o quartel. O local foi construído em 1860 e é tombado pelo órgão estadual do patrimônio (CONDEPHAAT). Em setembro, liminar já obrigava o governo a agir. A estrutura do quartel está comprometida pela ação de cupins. O Estado conseguiu suspender a multa prevista na decisão. “Sem a multa, eles não se sentiram obrigados e não fizeram nada do que foi pedido”, disse JORGE EDUARDO RUBIES, presidente da Associação PRESERVA SÃO PAULO e autor da ação que pede a conservação do imóvel. “É um prédio com potencial enorme. Podia ser um museu ou um centro cultural, mas o fundamental agora é manter o prédio de pé.” Procurada, a Polícia Militar, responsável pelo prédio, afirmou que não havia tempo hábil para se pronunciar hoje.

Dois funcionários da Penitenciária de Segurança Máxima NELSON HUNGRIA, em CONTAGEM (MG), foram afastados. O goleiro BRUNO FERNANDES, acusado de matar a ex-amante ELIZA SAMUDIO, está preso ali. MÁRCIA ERMELINDA FORTES, ex-diretora de Atendimento, é investigada por desvio de conduta e pode ter facilitado telefonemas de BRUNO. COSME DORIVALDO SANTOS foi afastado do cargo de diretor da cadeia.

Depois de cinco anos sem reforma na área de embarque, o Aeroporto de CONGONHAS, na zona sul de SÃO PAULO, inaugurou sua primeira obra para minimizar parte das filas: um acesso aos portões de embarque remoto. Enfrentando alguns minutos a menos de espera, metade dos 1,6 mil passageiros por hora de CONGONHAS agora embarca pelo térreo, atrás das escadas rolantes.

Desabafo após correr o risco de ficar fora da disputa por doping ou pura emoção pela conquista de uma medalha inédita? Talvez os dois sentimentos juntos. O fato é que CÉSAR CIELO desabou em lágrimas, hoje, no Centro Oriental de Esportes, ao conquistar a medalha de ouro na prova dos 50 metros borboleta no Campeonato Mundial de XANGAI, na CHINA. Ele reconheceu que foi a medalha mais difícil de sua carreira. Credenciado pelo melhor tempo nas eliminatórias e na semifinal além de ser dono da melhor performance no ano, o brasileiro dominou a prova de ponta a ponta e levou o ouro com 23s10, deixando para trás os australianos MATTHEW TARGETT e GEOFF HUEGILL. Sem conseguir segurar o choro – reação comum em sua vitoriosa carreira – CIELO reconheceu que estava vivendo uma sensação única e um momento de desabafo. “Foi a medalha mais dura da minha vida. Eu imaginei essa cena várias vezes, mas chega a hora e você não sabe o que vai fazer. Esse ouro, definitivamente, tem um gosto diferente de todos os outros”, comentou.

Faleceu FELIPE HENRIQUE DA SILVA, estudante, nascido em 1986. O bom humor era a arma que FELIPE usava para enfrentar a leucemia, doença que descobriu dois anos e meio atrás. Foi com um e-mail irreverente destinado a seus colegas do curso de ciências da computação, da PUC-MINAS, que conseguiu criar uma espécie de corrente do bem a seu favor. Ele procurava possíveis doadores de medula óssea. A mensagem começava com “Fala, moçada!” e terminava com o texto “Aqueles que não puderem doar, esquenta não, só de orar por mim já me sinto muito feliz”. Natural de BELO HORIZONTE (MG), seu grande sonho era ser jogador de futebol, de preferência no seu clube de coração, o ATLÉTICO MINEIRO. Tinha mais de 30 camisas do time. Chegou a fazer alguns testes, mas nunca teve chance de ingressar na carreira profissional. Por isso, resolveu, há seis anos, criar o seu próprio clube, o MONTREAL. A equipe contava com os amigos de pelada da rua. Os planos para a continuação do time foram interrompidos por causa da internação de SILVA. Nos 68 dias que ficou hospitalizado, nunca desanimou. Estava sempre sorrindo, acreditava que conseguiria se curar. Em 21 de julho, recebeu uma visita surpresa do ex-jogador do ATLÉTICO MINEIRO, MARQUES, que considerava um grande ídolo. O encontro foi motivado pela grande campanha que ocorria pelo mundo virtual. Apesar dos inúmeros voluntários que apareceram como doadores, não foi encontrado alguém compatível. Deixa os pais e o irmão RAFAEL.

O dólar renovou hoje a menor cotação desde o início de 1999 (mais especificamente, 18 de janeiro), quando o então governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO liberou o mercado cambial. A moeda americana encerrou a segunda-feira cotada a R$1,543, queda de 0,77%. As declarações da presidente DILMA ROUSSEFF, na sexta-feira, dia 22 de julho, de que não pode tomar nenhuma medida precipitada no câmbio sem olhar com cuidado o cenário internacional, continuaram ecoando no mercado. Os investidores se sentiram estimulados a apostar na valorização do real, diante da batalha do governo para o combate à inflação. Além disso, segundo fontes de mercado, houve fluxo cambial positivo. Diante do enfraquecimento do dólar desde cedo, o Banco Central reforçou a compra, por meio de dois leilões no mercado à vista. Também fez um leilão a termo (futuro) para 2 de agosto, o que não ocorria desde abril. A despeito da sinalização da presidente DILMA o ministro da Fazenda, GUIDO MANTEGA, garantiu que o governo continua olhando seriamente para o câmbio e há sempre propensão para medidas para conter a alta do real. No mercado externo, a aproximação do prazo final para um acordo sobre a elevação do limite de endividamento público nos EUA, em 2 de agosto, pesou sobre o sentimento dos investidores. O impasse político sobre aumento do limite da dívida americana deixa no ar a incerteza sobre se os EUA poderão manter sua classificação de risco no nível máximo.    

Duas células terroristas teriam ajudado o norueguês ANDERS BEHRING BREIVIK a realizar os atentados de sexta-feira em OSLO e na ILHA DE UTOYA. A afirmação de que não agiu sozinho foi feita hoje pelo próprio autor confesso dos ataques, durante sua primeira audiência numa corte da capital. Segundo o jornal AFTENPOSTEM que cita fontes policiais, GRO HARLEM BRUNDTLAND, ex-primeira ministra da NORUEGA,  seria seu alvo. A ex-líder do Partido Trabalhista governou o país por três vezes, nos anos 1980 e 1990. Poucas horas antes do massacre, ela discursou na ILHA DE UTOYA. BREIVIK, segundo depoimento a policiais, teria “se atrasado” e BRUNDTLAN escapou por pouco. O número de vítimas dos ataques é menor do que o imaginado pela polícia. Na ilha, em lugar de 86, foram 68 mortos. Em OSLO, oito morreram. Não houve 93 mortes no total, mas 76. 

A autópsia realizada hoje no corpo de AMY WINEHOUSE não conseguiu determinar o que matou a cantora britânica de 27 anos, que morreu no sábado em sua casa no bairro de CAMDEN TOWN, norte de LONDRES. Fontes da Polícia Metropolitana (SCOTLAND YARD) dizem que novos exames toxicológicos serão feitos e o resultado sairá entre duas e quatro semanas. Jornais e tablóides britânicos atribuíram a morte da cantora a uma overdose, apesar de a polícia ressaltar que a causa ainda é desconhecida e de tentar ao máximo evitar especulações. Hoje, a SCOTLAND YARD informou que o inquérito judicial sobre o caso, aberto por um tribunal encarregado de investigar mortes não esclarecidas, será retomado apenas em 26 de outubro. A Justiça britânica emitiu uma autorização para que a família de AMY realizasse o funeral da cantora. Dois dias após seu corpo ser encontrado, os agentes ainda mantêm isolados os arredores da casa, onde fãs e curiosos se aglomeram para prestar as últimas homenagens à artista com flores, velas e fotos.  

O cineasta MICHAEL CACOYANNIS, autor de ZORBA, O GREGO, morreu hoje em um hospital de ATENAS, com a idade de 89 anos. Em nota, o hospital divulgou que a morte se deu em conseqüência de um ataque cardíaco e complicações respiratórias. CACOYANNIS é considerado o maior cineasta grego, embora tenha nascido em CHIPRE, em 1922. Teve trajetória curiosa. Filho de advogado, foi estudar Direito em LONDRES, onde acabou por trabalhar em rádio em prol da resistência grega, no quadro da 2ª Guerra Mundial. Na INGLATERRA, interessou-se por teatro e cinema. Após o fim do conflito, voltou para a GRÉCIA, onde praticamente deu início ao movimento cinematográfico do país. Alguns críticos o consideram o cineasta grego por excelência. Não apenas por seu pioneirismo, mas por ter abordado os personagens da tragédia clássica, como IFIGÊNIA e ELECTRA, sendo esta talvez a sua obra-prima. No entanto, foi com ZORBA, interpretado por ANTHONY QUINN e adaptado da obra de NIKOS KAZANTZAKIS, que ganhou fama internacional.  

GORAN HADZIC, 52 anos, último sérvio suspeito de grandes crimes de guerra, se recusou hoje a responder no Tribunal Penal Internacional para a Antiga IUGOSLÁVIA, em HAIA, na HOLANDA, às acusações contra ele relacionadas à GUERRA DA CROÁCIA (1991-1955). Ele foi transferido para a cidade no dia 22 de julho. Foragido havia sete anos, superou o período na clandestinidade do comandante sérvio bósnio RATKO MLADIC. A prisão de HADZIC marcou um momento simbólico, tanto para a SÉRVIA, como para toda a região dos BÁLCÃS. Significou o fim de uma busca de 18 anos para a detenção dos 161 suspeitos indiciados na corte criada para julgar os crimes na ex-IUGOSLÁVIA.

2 012     :      -     QUARTA-FEIRA
LUCINDA está eufórica hoje com dois aniversários em casa: PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA completa 32 anos de idade e seu filho, IAGO, está fazendo 10 anos. Mas as comemorações deverão ficar para o próximo sábado, dia 28. Na biblioteca, atualizo o dia 25 de julho. Além de lembrar dos outros aniversários do PAULO CESAR e do IAGO também recordo dos falecimentos de GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, em 25 de julho de 2006 e, dois anos após, em 2008, falecia GERALDO FARIA MARCONDES. Os dois tiveram papel preponderante na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ambos foram presidentes da Diretoria Executiva.
Na Sociedade a MARINEI está trabalhando normalmente, mas sua situação não é nada boa. Com o sogro em estado vegetativo no Hospital São Paulo, tem problemas na sua vida particular. Pede dois dias de dispensa do serviço para tentar colocar em ordem muita coisa. Como estamos numa época não muito atribulada ela ficará fora do MMDC na quinta e sexta-feiras desta semana. Aparecem na Sociedade o OLIVEIRA, CRISTIANO, RAFAEL e DANILO.. Vêm contar que estiveram vendo as dependências da OPERAÇÃO OSÓRIO nesta manhã. CRISTIANO deverá assumir o comando ainda nesta semana. Vamos almoçar na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo.
O ASPIRANTE PM ROGÉRIO está acertando colocar um dispositivo eletrônico na porta da Sociedade, a fim de possibilitar que a MARINEI abra a porta de entrada sem precisar se levantar. A pessoa contratada para colocar o aparelho ficou de vir nesta tarde.
Recebo a visita do CORONEL PM JOÃO PESSOA DO NASCIMENTO, que durante muito tempo trabalhou na área do ABC. Foi comandante do policiamento da capital. Está na reserva há muitos anos. Traz um documento antigo onde constam os nomes de todos que serviram à Revolução Constitucionalista, que residiam na época no ABC. Presenteia-me também com um livro que conta a história de dona HORTÊNCIA, já falecida, que durante um bom tempo foi presidente da Associação das Pensionistas da PMESP. Conversamos durante algumas horas sobre a nossa polícia de hoje, onde a escalada da violência leva o Ministério Público a cometer um ato estranho até certo ponto, ou seja, o afastamento do atual Comandante Geral. É até uma infantilidade de quem está agindo dessa maneira. Trocar o comando da Corporação piorará muito a situação. O avanço da criminalidade tem raízes muito mais profundas que precisam ser estudadas por pessoas especializadas em comportamento humano.
Deixamos a Sociedade por volta das 16:40 horas. A temperatura novamente cai nesta tarde.

A Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Fespesp) e a Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP) lamenta informar o falecimento de sua diretora, ZILDA HALBEN GUERRA, ocorrido hoje, dia 25 de julho de 2012, aos 86 anos de idade, em São Paulo.
Segundo informações iniciais o corpo deverá ser cremado, como era o desejo da professora, mas ainda não há local nem horário. Parece ser desejo da família realizar uma cerimônia fechada apenas aos seus membros.
Trajetória - Quando muitos buscam o merecido descanso, após anos de dedicação ao funcionalismo público, a professora Zilda Halben Guerra trocou sua aposentadoria pela luta em defesa dos seus colegas - os professores aposentados. Foi uma das fundadoras e presidente da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp) que, nas últimas duas décadas, tem se notabilizado no trabalho, quer seja em São Paulo, Brasília ou aonde for necessário, de reivindicar o respeito, o carinho e a isonomia salarial que os servidores aposentados merecem.
À família enlutada, bem como aos diretores e associados da Apampesp, a Fespesp e a CNSP se unem em votos de pesar desejando, neste momento de irremediável perda para o funcionalismo público paulista e nacional, votos de paz e conforto.
Sylvio Micelli
Diretor de Imprensa da FESPESP e CNSP

PAULO CÉSAR aniversariante, juntamente com a KÁTYA, leva o também aniversariante IAGO ao PACAEMBU, para assistir o jogo do CORINTHIANS contra o CRUZEIRO. Aos poucos o CORINTHIANS ai ganhando terreno no Campeonato Brasileiro, Nesta noite obteve a quarta vitória na competição ao fazer 2 a 0 no CRUZEIRO. Um resultado que, em termos de classificação, não representou grande avanço – com 15 pontos, o time ganhou duas posições, está em 10º, mas pode ser superado hoje pelo FLAMENGO. Mas valeu pela personalidade demonstrada, além da conhecida aplicação tática. O jogo marcou a estréia do atacante peruano PAOLO GUERRERO. Ele entrou aos 41 minutos da etapa final, sem tempo para fazer alguma coisa. Pelo menos, foi “batizado”. Outro jogo: ATLÉTICO-GO 4 x SÃO PAULO 3. O incrível apagão coletivo do primeiro tempo custou caro. Após levar quatro gols na etapa inicial, o SÃO PAULO reagiu, pressionou, mas não conseguiu evitar a derrota para o ATLÉTICO-GO, no SERRA DOURADA, em partida emocionante, imprevisível e cheia de alternativas. Outros jogos: VASCO 1 x BOTAFOGO 0; GRÊMIO 1 x FLUMINENSE 0; FIGUEIRENSE 0 x INTERNACIONAL 1; PONTE PRETA 1 x SPORT 1; NÁUTICO 3 x CORITIBA 4.

O futebol feminino do BRASIL começou a caminhada em busca da medalha olímpica em grande estilo. Hoje, em CARDIFF, tirou proveito da fragilidade defensiva de CAMARÕES e ganhou por 5 a 0. MARTA fez dois gols, mas quem brilhou mesmo foi a atacante CRISTIANE. Ela entrou no intervalo (não estava “inteira” fisicamente porque passou um mês se recuperando de lesão), endoidou as africanas com seus dribles e fez um gol que a colocou como a maior artilheira da história da Olimpíadas com 11, deixando para trás a aposentada alemã BIRGIT PRINZ. Se para o BRASIL a estréia foi tranqüila, para a seleção dos ESTADOS UNIDOS o primeiro jogo não foi nada fácil. As atuais campeãs olímpicas penaram para bater a FRANÇA. O time norte-americano chegou a ficar atrás no placar por 2 a 0, mas conseguiu vencer por 4 a 2. A estreante ALEX MORGAN fez dois gols.

O PM ANDERSON ANDRADE DE SALES, de 28 anos, da ROTA, escapou por pouco de ser o 50º policial militar morto fora do expediente neste ano na cidade. Ele sobreviveu após levar três tiros de fuzil na noite de segunda-feira, dia 23, quando voltava do trabalho para casa, no JAÇANÃ, zona norte. SALES está internado no Hospital Militar, na ÁGUA FRIA, zona norte. Seu estado é estável. Ele estava sozinho em seu FORD ECOSPORT quando foi fechado por um FIAT UNO. Os bandidos desceram, o balearam, e fugiram.

Após seis meses de investigações, agentes da Divisão de Capturas da POLINTER do RIO prenderam ontem, em SÃO PAULO, o traficante ANDRÉ LUIZ BARRETO DE FREITAS, conhecido como “PAULISTINHA”, de 27 anos. Segundo a Polícia Civil fluminense, ele é um dos mais importantes cartéis de drogas da BOLÍVIA. Durante as investigações, os policiais apuraram que “PAULISTINHA” vendia aproximadamente 200 quilos de cocaína por mês.

Tropas do Exército Sírio, até então estacionadas em um planalto da região de IDLIB, próximo à fronteira com a TURQUIA, iniciaram hoje um deslocamento em direção a ALEPO, a segunda cidade da SÍRIA e pólo econômico do país. Rebeldes de diferentes cidades – que controlariam cerca de 40% do perímetro urbano – preparam-se para conter a ofensiva. Metade dos 300 observadores da ONU enviados para monitorar o conflito já deixou o país. O movimento das tropas de ASSAD foi observado no final da manhã, quando uma linha de tanques e de carros de transporte começou a rumar em direção a ALEPO. Os veículos partiram de JABAL AL-ZAWIYA, precedidos de artilharia e de helicópteros, que voltaram a atacar os rebeldes com mísseis. Ao longo do dia, 13 pessoas morreram, sendo que 12 eram civis. O controle de ALEPO transformou-se em uma prioridade dos rebeldes, em especial depois que as Forças Armadas recuperaram os bairros de DAMASCO que haviam caído nas mãos da oposição. “Se ALEPO cair, o regime acaba e os dois adversários sabem disso”, disse RAMI ABDEL RAHMANE, presidente do Observatório Sírio de Direitos Humanos, que tem sede em LONDRES. Enquanto os combates prosseguem no interior do país, o choque de discursos entre EUA e RÚSSIA continua. O chanceler russo, SERGEI LAVROV, acusou WASHINGTON de “justificar o terrorismo” ao não condenar o atentado a bomba rebelde que matou a cúpula da segurança e da Defesa de ASSAD, em DAMASCO.

JAMES HOLMES, o acusado de matar 12 pessoas e ferir outras 58 em um cinema em AURORA, enviou pelo correio a um psiquiatra da Universidade do COLORADO, dias antes do ataque, um caderno de anotações com o planejamento do crime. Havia descrições e esboços detalhados sobre como pretendia executar o massacre, informou a rede de televisão FOX NEWS. A correspondência, no entanto, permaneceu fechada em uma sala da instituição até a última segunda-feira, quando o crime já havia ocorrido. No início da semana, agentes da polícia e do FBI receberam um chamado da universidade. Um psiquiatra, professor da faculdade, relatou ter recebido um pacote enviado por HOLMES. A porta-voz da universidade, JACQUE MONTGOMERY, disse que não tinha conhecimento do conteúdo do pacote ou sobre quem o enviou. Ela também não esclareceu por que a correspondência não chegou às mãos do destinatário. A polícia não comentou o conteúdo do caderno.

A ARGENTINA irá recordar amanhã os 60 anos da morte de EVA DUARTE PERÓN. A presidente argentina CRISTINA KIRCHNER anunciou hoje que o rosto de EVITA irá estampar as notas de 100 pesos argentinos – cédula de maior valor na moeda corrente do país. A cédula de EVITA substituirá a que circula atualmente, com a imagem do ex-presidente JÚLIO ARGENTINO ROCA (1898-1904). “É a primeira vez que uma mulher aparece em uma nota. Quem melhor para honrar o gênero que EVA PERÓN numa nota de cem pesos?”, afirmou CRISTINA, que cita regularmente palavras de EVITA. EVITA conheceu DOMINGO PERÓN, que presidiu o país três vezes (1946-1952, 1952-1955, 1972-1974), em 1944. A primeira-dama faleceu aos 33 anos, em 1952, vítima de um câncer do colo do útero.       

2 013     :     -     QUINTA-FEIRA
Cumprimentamos hoje os aniversariantes IAGO, bisneto da LUCINDA, que completa 11 anos. Seu pai, PAULO CÉSAR, está fazendo 33 anos. Parece que a festa desses aniversários ficará marcada para o final da semana. Passo parte dessa manhã de 12 graus na atualização de 25 de julho, uma data de notícias não muito agradáveis: faleceram: GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, em 2006 e GERALDO FARIA MARCONDES em 2008. Há dez anos atrás estávamos no velório de dona ESMERALDA, mãe da LUCINDA.
Hoje iremos até a Associação Cristã de Moços de OSASCO, localizada à Avenida das Flores, 453, no JARDIM DAS FLORES, onde o núcleo GUILHERME DE ALMEIDA irá proceder a cerimônia de entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA às seguintes pessoas:
Nº Posto Nome Unidade
1 CEL PM WAGNER TARDELLI ESSGT
2 CEL PM RICARDO FERREIRA DE JESUS SUB CMT CPC
3 TEN CEL FRANCISCO DE SOUZA FILHO 25ºBPM/M
4 TEN CEL HENRIQUE DIAS 42ºBPM/M
5 MAJ PM WALDIR DE SOUZA WILL 33ºBPM/M
6 CAP PM ROGÉRIO CANHAS FERNANDES GÉA 14ºBPM/M
7 CAP PM FABIO GONÇALVES GOUVEIA MILOCO CPAM/8
8 CAP PM JOSE ANTONIO ROBERTO CPAM/8
9 1ºTEN PM GIVANILDO SANTANA DE ABREU CPAM/8
10 1ºTEN PM LUIS ANTONIO DA SILVA CPAM/8
11 1ºTEN PM ADEVAL LUIS DA SILVA CPAM/8
12 2ºTEN PM MARCIO APARECIDO INOCÊNCIO 33ºBPM/M
13 2ºTEN PM GILMAR ALVES OLIVEIRA CPAM/8
14 SUBTEN OSVALDO BONIFÁCIO BARBOSA 2ºBPM/M
15 1ºSGT PM LEONTINO FARIA FILHO CPAM/8
16 1ºSGT PM LADY MARIA FRANCISCO ABRAHÃO CPAM/8
17 2ºSGT PM HAILTON EDUARDO DE OLIVEIRA CPAM/8
18 2ºSGT PM CHRISTIANO  VAZ COELHO CPAM/8
19 2ºSGT PM OBEDES EDON CANDIDO DE OLIVEIRA CPAM/8
20 2ºSGT PM MARIVALDO ROMÃO ALVES CPAM/8
21 2ºSGT PM SÉRGIO SOARES CPAM/8
22 3ºSGT PM CLAUDEMIR PORTILHO MATEUS JUNIOR CPAM/8
23 CB PM JEAN CARLOS ANTONIO SILVA 12ºBPM/M
24 CB PM FERNANDO CARLOS GOMES JUVINO CPAM/8
25 CB PM MARCOS ARO CPAM/8
26 CB PM ANDREZA MONTEIRO ARAUJO SANTOS CPAM/8
27 CB PM EDUARDO ALVARENGA PEREIRA CPAM/8
28 SD PM MARCELO LUCINDO DE SOUZA CPAM/8
29 SD PM ELVIS FANTONI COSTA CPAM/8
30 SD PM ANA PAULA CUSTÓDIO CPAM/8
31 SD PM CLEONICE NUNES SALES CPAM/8
32 SD PM NEWTON MENDES OLIVEIRA CPAM/8
Por volta das 13 horas já estou no MMDC. O Comandante do Exército Constitucionalista, WILLIAM MASCARENHAS já chegou. Entrega-me, de presente, uma coleção dos jornais da segunda Grande Guerra – CRUZEIRO DO SUL – que vai nos reportar aos sangrentos e gloriosos episódios do BRASIL no conflito mundial. A viatura que vai nos conduzir até OSASCO já chegou e o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES também vai se fazer presente por volta das 14 horas.
Na Associação Cristã de Moços de OSASCO somos recebidos pelos oficiais e praças de várias Unidades daquela região. Cumprimentamos pela primeira vez, pela promoção, o CORONEL PM WÃGNER TARDELLI, atual Comandante da Escola Superior de Sargentos. Ele é um dos agraciados desta tarde. Na mesa de trabalhos a presidência é do CORONEL PM DIMITRIOS FYSKARIS, Comandante do CPA/M-8. Também estão nela o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, o CORONEL PM RICARDO FERREIRA DE JESUS, Sub Cmt do Comando de Policiamento da Capital, o Cmt do Exército Constitucionalista, WILLIAM MASCARENHAS e o Presidente do Núcleo GUILHERME DE ALMEIDA, SARGENTO PM CLAUDEMIR PORTILHO. Depois do canto do HINO NACIONAL é apresentado o vídeo “GUERRA DOS PAULISTAS”. Faço uso da palavra e são entregues as medalhas. O CORONEL PM DIMITRIOS encerra, com sua fala, a cerimônia. Destaque especial para a apresentação da Banda de Música do CPA/M-8, que abrilhantou de forma sensacional o evento.
Participamos do congraçamento entre os que vieram assistir à solenidade. Constatamos as presenças do ARISTIDES, CACHIOLI, THELL, LEANDRO NADU, além de familiares e amigos daqueles que receberam a Medalha Constitucionalista. Um momento marcante desse evento é o encontro do VALMIR DE ALMEIDA PEREIRA, que trabalhou comigo no antigo BATALHÃO DE GUARDAS, em 1964. Ele me reconheceu no programa “BALANÇO GERAL”, do GERALDO, e hoje participou da cerimônia e depois veio conversar. São quase 49 anos que trabalhamos juntos, ainda quando eu era tenente, e depois cada um seguiu seu caminho. É até emocionante esse encontro depois de tanto tempo transcorrido.   
O retorno para o MMDC é cruel. O trânsito está muito congestionado e vamos levar quase duas horas para atingir a Rua ANITA GARIBALDI. Ainda tenho a etapa METRÔ – ÔNIBUS para chegar em casa. Para complicar, o frio não nos deixou ainda.    

A FAVELA DA VARGINHA é uma das menores do RIO, com 400 famílias. No final desta manhã, o PAPA FRANCISCO assumiu um vocabulário bem brasileiro para expressar gratidão pela acolhida dos moradores. “Gostaria de entrar em cada casa para tomar um cafezinho, mas não cachaça”, disse, provocando risos. Em seguida, reafirmou ser muito bom ser acolhido com “amor e alegria na comunidade”. “Quando somos generosos, acolhendo as pessoas, partilhando a nossa comida e o nosso tempo, não ficamos mais pobres, mas enriquecemos. Sempre que alguém bate às suas portas, vocês sempre dão um jeito de compartilhar. Como diz o ditado, sempre se pode colocar mais água no feijão”, afirmou.
Apesar do tom descontraído, a essência dos discursos tinha uma mensagem forte aos políticos: só pacificar as comunidades pobres, sem atacar o “abandono da periferia”, não será “duradouro”.
Durante o discurso, o pontífice também fez referência aos protestos de junho e pediu que as classes políticas e os mais ricos sejam menos egoístas e mais solidários. “É a cultura da solidariedade que conduz a um mundo mais habitável. É preciso ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão”.
O pontífice afirmou que a Igreja, como “advogada da Justiça e defensora dos pobres”, quer ajudar iniciativas que provoquem o desenvolvimento humano. E passou uma mensagem aos jovens desiludidos com as injustiças, numa possível alusão aos recentes protestos no país. “Vocês, queridos jovens, possuem uma sensibilidade especial frente às injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias que falam de corrupção, com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram o próprio benefício. Também para vocês e para todas as pessoas repito: nunca desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança. A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, e não se acostumarem ao mal, mas vencê-lo. A Igreja está ao lado de vocês, trazendo o bem precioso da fé”.

Milhares de pessoas se reuniram em COPACABANA para acompanhar a cerimônia de acolhida da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE – o evento marcou o primeiro grande encontro do PAPA FRANCISCO com jovens. O papa, que só discursaria depois da leitura do “Evangelho”, pegou o microfone para saudar os peregrinos. Primeiro, comentou o clima. “Sempre ouvi dizer que os cariocas não gostam do frio e da chuva, mas vocês estão mostrando que a fé de vocês é mais forte que o frio e a chuva. Parabéns! Vocês são verdadeiros guerreiros.”
FRANCISCO ainda afirmou que, com sua presença, pretendia também se contagiar pelo entusiasmo dos jovens. “Para que a minha fé não seja triste, eu vim para cá para me contagiar com o entusiasmo de vocês”.
FRANCISCO aterrissou no FORTE DE COPACABANA, num helicóptero, e entrou no papamóvel junto do arcebispo do RIO, dom ORANI TEMPESTA. Pelo caminho, deu seu solidéu a um fiel que lhe deu outro de presente, tomou um pouco de chimarrão de um peregrino que lhe ofereceu a cuia. O papa sorriu o tempo todo para a multidão, que comemorava, gritava e aplaudia em resposta.
Cinqüenta minutos depois da chegada do PAPA FRANCISCO ao palco, começou a chover forte. Muitas pessoas passaram mal. Algumas desmaiaram e foram atendidas pelo serviço médico.

Uma dívida de R$450 mil com o tráfico de entorpecentes é a principal hipótese com a qual a polícia trabalha para tentar esclarecer chacina na qual um empresário e seus dois filhos foram assassinados dentro de casa hoje pela manhã, na Rua PANAMERICANA, em DIADEMA. Eles foram mortos com tiros de pistola e fuzil às 6:30 horas, na garagem do imóvel no momento em que saíam para trabalhar. Pelo menos três criminosos participaram das mortes e deram mais de 40 disparos.
O empresário DIONÍLSON SOARES, 48 anos, e seu filho caçula, FÁBIO VIEIRA SOARES, de 23 anos, foram assassinados com tiros na cabeça. Morreram na garagem. FLÁVIO VIEIRA SOARES, filho mais velho, foi baleado, chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu e também morreu. Segundo a polícia, a mulher do empresário se escondeu debaixo da cama e escapou. ALINE ROBERTA DE OLIVEIRA, namorada de FLÁVIO, levou um tiro na perna e fingiu-se de morta para não ser executada. A perícia encontrou quatro tipos de munição no local e suspeita que uma das vítimas reagiu a tiros.
Os três assassinos pularam o muro da residência, entraram em um HONDA FIT e ficaram esperando pela família. Um suspeito de cometer a chacina estava ferido e foi preso no final da tarde em SANTOS, no litoral de SÃO PAULO. Ele teria sido baleado no tiroteio. O homem estava acompanhado de outro rapaz, que também foi detido.  

ROGER FEDERER perdeu hoje na estréia no TORNEIO DE GSTAAD, na SUÍÇA, para o alemão DANIEL BRAND por 2 sets a 0. Ele não perdia em uma abertura de torneio há três anos. FEDERER já havia duelado e derrotado BRAND, que é o 55º do ranking mundial, há cerca de oito dias, no TORNEIO DE HAMBURGO, por  2 a 1. A derrota abalou ainda mais o suíço, de 31 anos, que venceu apenas uma competição nesta temporada, em HALLE (ESTADOS UNIDOS), em junho. Agora, FEDERER é apenas o quinto no ranking da ATP.

A brasileira POLIANA OKAMOTO conseguiu um feito inédito no MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS, em BARCELONA. Hoje, ao lado de ALLAN DO CARMO e SAMUEL DE BONA, ela conquistou a medalha de BRONZE na prova de 5 km por equipes. Com isso, somou três medalhas na competição – ganhou ouro na de 10 km e prata na de 5 km. Em Mundiais de Esportes Aquáticos, nenhum brasileiro havia saído com três pódios em uma única edição. GUSTAVO BORGES conseguiu dois bronzes em 1994 e CESAR CIELO obteve quatro ouros, mas divididos entre 2009 e 2011.

O ex-governador JOSÉ SERRA foi submetido a um cateterismo cardíaco no Hospital SÍRIO-LIBANÊS. Segundo o boletim médico, uma avaliação pré-operatória feita por SERRA para uma futura cirurgia detectou um problema cardíaco. Com isso, os médicos colocaram um stent, um tubo artificial usado para expandir a artéria e regularizar o fluxo de sangue.

Milhares de pessoas saíram às ruas de TÚNIS e de outras cidades da TUNÍSIA após o assassinato de MOHAMED BRAHMI, líder de um partido secular opositor. BRAHMI foi morto hoje por atiradores em uma motocicleta diante de sua casa. “Esse grupo criminoso assassinou a voz livre de BRAHMI”, disse a viúva, MBARKA, sem especificar quem estaria por trás do crime.

O maquinista do trem que descarrilou ontem em SANTIAGO DE COMPOSTELA, na ESPANHA, ficou preso nas ferragens da cabine após o acidente. Por meio de rádio com o qual se comunica com a estação, ele disse que conduzia a 190 km/h, o dobro do limite de velocidade permitido no trecho. Internado no Hospital Clínico, FRANCISCO JOSÉ GARZÓN AMO foi indiciado e deve prestar depoimento a autoridades amanhã. Pelo menos 80 pessoas morreram no acidente. Em meio à tragédia e o luto oficial, o rei JUAN CARLOS e sua mulher, SOFIA, visitaram feridos e expressaram seu pesar a familiares e vítimas.   

2 014    :   -    SEXTA-FEIRA
Pontualmente, as 8 horas, chega o PM HIPÓLITO, da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, de PIRITUBA. Vem me buscar para minha participação da Solenidade Comemorativa dos 82 anos da Revolução Constitucionalista. HIPÓLITO mora na VILA FÁTIMA, em GUARULHOS. Conhece bem a cidade. Durante a viagem vamos conversando sobre problemas familiares, onde HIPÓLITO perdeu recentemente sua sogra e sua mãe, falecidas num intervalho de pouco mais de um mês.
Chegamos cedo na ESSds. A Comandante Interina, TENENTE-CORONEL PM ROSA DE CÁSSIA SUZUKI, conversa com os pais dos alunos-soldados num anfiteatro. Ela reúne, nas manhãs de sextas-feiras, parentes dos alunos para uma confraternização bem humana, característica dela. A TENENTE-CORONEL PM SUZUKI é nossa conhecida desde os tempos em que ela era tenente. Em várias oportunidades prestou auxílio ao MMDC. Ela me apresenta aos parentes dos alunos-soldados, explicando em rápidas palavras o motivo de minha presença na Escola, nesta data. Todos irão assistir ao evento comemorativo dos 82 anos da Revolução.
Depois das 10 horas, chegam os oficiais que irão ser condecorados hoje com as medalhas da Sociedade.
CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, AMADO RÚBIO, WILLIAM MASCARENHAS, PAULO XIMENES já estão presentes ao evento.
Às 10:30 horas, 1500 alunos oficiais estão na formatura. O MAJOR PM EDSON comanda a tropa. Depois do HINO NACIONAL, vamos assistir à simulação da morte de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO na PRAÇA DA REPÚBLICA. Um quinto mártir daquela tragédia de 23 para 24 de maio, ALVARENGA, também é um dos que caem feridos (ele iria morrer em 12 de agosto, não podendo a letra de seu nome participar da sigla MMDC). A solenidade é presidida pelo CORONEL PM MAXIMINIANO CÁSSIO SOARES, da Diretoria de Finanças da PMESP.
A encenação comove os presentes. Em trajes civis da época, dezenas de alunos soldados carregam cartazes contra Getúlio, contra a ditadura, até que uma rajada de metralhadora abate os primeiros heróis do Movimento Constitucionalista. Após a simulação do episódio de maio de 32, vamos ter a entrega das Medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Diretoria de Ensino e Cultura
Escola Superior de Soldados-“Cel PM Eduardo Assumpção”
Relação do Efetivo de Oficiais
1
Cel PM
822380-7
Maximiniano Cassio Soares
DFP
Constitucionalista
2
Cel PM
811917-1
Francisco Alberto Aires Mesquita
DL
MMDC
3
Cel PM
822426-9
Wellington Luiz Dorian Venezian
COOPMIL
Pedro de Toledo
4
Ten Cel PM
840916-1
Paulo de Tarso Augusto Junior
CIAF
MMDC
5
Ten Cel PM
852015-1
Carlos Calciolari
Ch Depto
Constitucionalista
6
Maj PM
861483-A
Joel Gomes dos Santos
CSM/Int
Pedro de Toledo
7
MAJ
910298
Marcus Muriel Batista
DP
MMDC
8
Maj PM
871858-0
Erivelton Carlos de Oliveira
Div Ens
MMDC
9
Cap PM 
863167-A
Edvaldo Ramos de Souza
CSM/MM - SAT
MMDC
10
Cap PM 
950798-1
Ricardo Nicotari
Cmt 3ª Cia Esc 
MMDC
11
Cap PM 
980982-1
Alessandra Paula Tonolli
Cmt 4ª Cia Esc
MMDC
12
1º Ten Dent
964598-5
Carla Polito de Almeida Seguchi
Gab Odont (Vespertino)
MMDC
13
1º Ten PM
992119-2
Alexandre Hoio de Souza
2ª Cia Esc / Secal
MMDC
14
1º Ten PM
104541-5
Regivaldo Robson Vicente
1ª Cia Esc 
MMDC
15
1º Ten PM
102610-A
Ricardo José Muramoto
4ª Cia Esc
MMDC
16
1º Ten PM
112700-4
Mariana Cristina Bergamaschi Gomes
DL
Pedro de Toledo
17
2º Ten QAOPM
976068-7
Ledilson Ciriaco da Costa
St Adm Material
Pedro de Toledo
18
1º Sgt PM
891834-1
Denílson da Silva Roque
P/1 
Pedro de Toledo
19
1º Sgt PM
951253-5
Hermindo Bruno de Lima Filho
3ª Cia Esc
Pedro de Toledo
20
1º Sgt PM
932311-2 
João Marcelo dos Santos
1ª Cia Esc
Pedro de Toledo
21
1º Sgt PM
911456-4 
Gerson Boni
St Fisc Tec
Pedro de Toledo
22
1º Sgt PM
941177-1
Cícero Alves dos Santos
5ª Cia Esc
Pedro de Toledo
23
1º Sgt PM
920351-6
César Gomes Garcia
St Just e Disc
MMDC
24
2º Sgt PM
911806-3
Antônio Carlos Aparecido Saião
5ª Cia Esc
MMDC
25
2º Sgt PM
104318-8
Daniel Solar da Silva
3ª Cia Esc               
MMDC
26
Cb PM
951795-2
Marcelly Silva Valle
P/1 
MMDC
27
Cb PM
108629-4
Cristiano Américo Assunção dos Santos
Telemática
MMDC
28
Cb PM
920356-7
Valter de Oliveira Galvão
St Manut e Conserv
MMDC
29
Cb PM
942498-9
Eduardo Severo Antonio
UIS Médica
Pedro de Toledo
30
Cb PM
974749-4
Sueli Silva Guimarães Renesto
Seç Fin
Pedro de Toledo
31


Estandante do CSM/AM
CSM/AM
Pedro de Toledo
32


Severino Gonçalves Ferreira
Cantineiro
MMDC
33


Elcio Inocente
Presidente da APMDFESP
MMDC
34


Osnei Augusto
Gerente Interino de Atendimento ao cliente e vendas da SPTuris
MMDC
35


Patricia Bispo dos Santos
Limpeza
MMDC
36
Nutricionista

Vânia Cerqueira Fonseca
Empresa Básica
Pedro de Toledo
O presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC faz uso da palavra, encerrando-se a formatura militar com um desfile imponente dos alunos-oficiais. Tiramos fotos com os participantes do evento e participamos de um coquetel após a solenidade.
São quase 14 horas quando deixamos a ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS. O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES transporta o AMADO RÚBIO e o CORONEL PM VENTURA até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Um fato lamentável vem trazer um certo desconforto nesta tarde. Nosso amigo COLOMBO foi assaltado por um bandido que o ameaçou com uma faca. Levou-lhe uma mochila com vários pertences, documentos e certa soma em dinheiro. COLOMBO está no MMDC com sua mãe, a fim de conversar comigo.
Ainda com WILLIAM MASCARENHAS presente, acertamos vários detalhes para a nossa ida, amanhã, a CRUZEIRO. Pelo celular, mantemos contato com ARISTIDES, que irá nos conduzir em seu carro para a cidade do VALE DO PARAÍBA, tida como capital do Movimento Constitucionalista de 1932.  
Ressaltamos o empenho de LUCIANA VILELA na organização da solenidade de amanhã, solicitando todos os dados para a elaboração da minuta de um roteiro para o cerimonial da condecoração e homenagens ao veteraníssimo NELSON DE PAULA MENDES, que receberá a Medalha “CONSTITUCIONALISTA”.

O empresário LUÍS SÉRGIO DIAS VIGNATTI, que estava desaparecido desde a última segunda-feira, dia 21, foi encontrado na cidade de JOÃO PESSOA, na PARAÍBA. Ele entrou em contato com a família, hoje, depois de descobrir a repercussão de seu sumiço.
VIGNATTI tinha um voo marcado para BRASÍLIA partindo do Aeroporto CONGONHAS. O empresário chegou a fazer o “check-in”, mas não embarcou. Preocupados com a falta de notícias, os familiares dele procuraram a polícia e afirmaram que não é do perfil do empresário ficar sem dar notícias.
A polícia ainda investiga os motivos que levaram VIGNATTI até o Estado da PARAÍBA, local no qual ele não possui nem família e nem negócios. Em contato com o delegado EVRANDRO LEMOS, titular da delegacia de CONGONHAS, o empresário não deu explicação e afirmou apenas que pretende dizer o que ocorreu quando voltar a SÃO PAULO. A previsão é que ele chegue à capital paulista amanhã e preste depoimento.  (TAYGUARA RIBEIRO, especial para o DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Uma tentativa de assalto no bairro do TUCURUVI, zona norte da capital, terminou com a morte de um suspeito e com outro ferido, após uma troca de tiros com a polícia. O caso ocorreu na Rua QUEDAS. A dupla entrou em um bar e abordou o dono do estabelecimento. A vítima não teria reagido. Um policial militar que não estava em serviço tentou prender os dois homens, o que resultou no tiroteio. O outro baleado fugiu do local.

Dois suspeitos foram mortos em tiroteio na noite de ontem, na VILA SÃO FRANCISCO, na zona sul. De acordo com a polícia, quatro assaltantes ocupavam num RENAULT DUSTER quando, na Rua ANDREA PAULINETTI, decidiram assaltar um FOX. Uma pessoa viu o que ocorria e avisou uma viatura da ROTA, que os perseguiu. Quando receberam voz de prisão, os bandidos reagiram e foram baleados.

Em ITAPECERICA DA SERRA, a polícia prendeu um homem suspeito de participar do sequestro de um caminhoneiro. O motorista foi vítima do crime quando trafegava no RODOANEL, próximo a SÃO BERNARDO DO CAMPO. Os criminosos retiraram o rastreador do veículo e levaram o caminhoneiro para um cativeiro. As investigações estão sendo conduzidas pelo 1º DP de ITAPECERICA DA SERRA.

O presidente francês, FRANÇOIS HOLLANDE, afirmou hoje que uma caixa-preta do avião da AIR ALGÉRIE, que caiu no MALI, foi recuperada. Ele reiterou que não há “nenhum sobrevivente” entre os destroços. A caixa-preta foi enviada para GAO, no norte do MALI, para militares franceses que mantêm a zona segura. A presidência francesa informou que havia 118 pessoas a bordo, 112 passageiros e seis tripulantes, e não 116, como foi informado anteriormente.
Uma equipe com 100 soldados e 30 veículos das forças francesas chegou ao local nesta manhã para proteger a área da queda, perto da cidade de GOSSI, no norte malinês, e recuperar os corpos, informou uma autoridade do Ministério da Defesa. O avião da AIR ALGÉRIE caiu na manhã de quinta-feira, menos de uma hora após decolar de OUAGADOUGOU, na capital de BURKINA FASO, em direção a ARGEL, capital argelina.

O governo de ISRAEL aceitou um cessar-fogo unilateral de 12 horas em GAZA, que começa às 7 horas de amanhã, informou hoje, no CAIRO, um dos membros da comitiva do secretário de Estado dos ESTADOS UNIDOS, JOHN KERRY. Segundo o jornal israelense “HAARETZ”, a trégua objetiva permitir que os palestinos busquem água e comida e que os hospitais sejam reabastecidos com medicamentos. O grupo palestino HAMAS também aceitou a trégua. KERRY deixou a capital egípcia sem ter conseguido uma trégua mais prolongada entre ISRAEL e o HAMAS. Uma reunião entre KERRY e líderes da EUROPA e do ORIENTE MÉDIO foi marcada para amanhã, em PARIS, com o objetivo de alcançar um cessar-fogo “o mais rápido possível”. Desde o início das ofensivas de ISRAEL contra GAZA, há 18 dias, quase 900 pessoas morreram, das quais 800 palestinos, a maioria civis, e de 73 israelenses, 34 deles soldados.      

2 015    :    -  
Ainda ontem, pela manhã, fiz um teste comigo mesmo, esforçando-me para ir ao Comando Militar do Sudeste. Minha idéia inicial era, se restabelecido da crise de ontem, ainda compraria a passagem para CURITIBA, com a finalidade de participar do evento marcado para esta manhã. No entanto, percebi que isso seria impossível. Apesar de estar na companhia de muitos amigos, os momentos de tontura eram incríveis, retornando para casa com muita dificuldade, trazido pelo JOSÉ MARIA, da equipe do vereador SEBASTIÃO BOGNAR, após a revitalização do NÚCLEO MMDC-OSASCO "POETA GUILHERME DE ALMEIDA.
Neste sábado, onde procurarei o descanso após uma árdua semana, com princípio de labirintite, vou levantar muito tarde, bem depois das 10 horas. Na biblioteca, revejo os nomes das personalidades que estão sendo condecoradas pela ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA.
01 – Adv. AMADEU LUIZ DE MIO GEARA
02 –  Adv. ANTONIO LACERDA BRAGA NETO
03 – Empr. CARLOS MORITZ VICENTE GOMES
04 – Dr. CARLOS ROBERTO GOYTACAZ ROCHA
05 –Administrador DALTON SIMANN OLIVEIRA PINTO
06 – Prof. DIRCEU GUIMARÃES BRITTO
07 –Administrador DIOMAR AJALA BALIEIRO
08 – Prof. ERNANI COSTA STRAUBE
09 – 2º Ten R/2 Inf EDUARDO ANDRE COSENTINO
10 – General-de-Brigada FLAVIO MARCUS LANCIA BARBOSA
11 – Capitão-de-Mar-e-Guerra FRANCISCO DANTAS DE ALMEIDA FILHO
12 – Dr. IVO DE ANGELIS
13 –  Ten Cel. ISAAC CARREIRO FILHO
14 –  Empr.JOÉL LOBO
15 – Prof. JOSÉ EVANE DUTRA
16 – Empr. JONAS SPERA
17 – Cel. Av JOSÉ VAGNER VITAL
18 – Profª  KÁTIA MARIA BIESEK
19 – Gen-de-Brigada LUIS ANTÔNIODUIZIT BRITO
20 – Des. LUÍS RENATO PEDROSO
21 – Ten R/2 Inf LUIS FELIPE RODRIGUES AGOTTANI
22 – Comerciante MALEK NADER
23 – Profª. MARIA HELENA ROCHA TAGLIANETTI
24-Ten R/2 Inf MARCOS ANTONIO MARTINS DE LIMA
25 – Profª MARIA LAMBROS COMNINOS
26 – 2º Ten R/2 Cav MAILTON DIAS  ROSA JUNIOR
27 – Ten R/2 Art  NILMAN VINICIUS FERREIRA DE LINHARES
28 – Economista PAULO HERMÍNIO PENNACCHI
29 – Capitão-de-Mar-e-Guerra RENATO PERICIN RODRIGUES DA SILVA
30 – Adv. RUY CARNEIRO TEIXEIRA
31 – Jornalista  RAFAEL DE LALA SOBRINHO
32 – Magnífico Reitor  WALDEMIRO GREMSKI
De Curitiba para São Paulo  22 / 06 / 2.015.
Tenho certeza de que o MARIANO TAGLIANETTI irá me representar condignamente. Não é porque um combatente fica fora da luta que a batalha irá ser perdida.

Nesta tarde, vejo o trabalho que o Professor JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR realizou junto ao MACKENZIE nas comemorações do 83º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932.
: 9 de julho de 1932 e TV Mackenzie
jf.aguiar
Bom dia Luiza Tudo bem ? Duas coisas 1) TV Bandeirantes Parabéns pelo que voc...
21 de jul (Há 4 dias)
LUIZA KATSUE I RODRIGUES
Olá professor João, guerreiro, não desiste jamais!!!! rs Acabei de confirmar ...
21 de jul (Há 4 dias)


jf.aguiar
Prezada Luiza Vi a matéria, parabéns a todos Foi excelente De: [mailto:luiza....
12:07 (Há 1 hora)


jf.aguiar

para LUIZA, mim, sociedade32, mmdc.32, gabinete, clarissa, mariana

Prezada Luiza
 No ano que vem vamos prosseguir com a propagação desse ideal, veja minhas sugestões:
 1. Tomar depoimento de combatentes vivos ( hoje são 20, com sorte ainda haverão alguns no ano que vem).
Eles tem mais de 100 anos hoje.
 2. Filmar os locais mais importantes e suas historias em cada ano e levantar idéias patrioticas e de respeito à ética
 a) Campinas  foi bombardeada por aeronaves de Getulio Vargas e muitos morreram
 b) Em Cruzeiro no Túnel da Mantiqueira combates terríveis ocorreram e até hoje podem haver ali no lado paulista, restor mortais não identificados
 c) Em Cunha surgiu um sitiante, PAULO VIRGINIO, um dos heróis maiores da Revolução de 1932, ao recusar delatar os paulistas revelando seu paradeiro, foi cruelmente assassinado.
Seu corpo acha-se no obelisco com os 4 heróis MMDC
 d) Os heróis anônimos
d.1 MARIA SOLDADO ( negra e empregada doméstica, deixou seus afazeres e contra as regras foi lutar fantasiada de soldado ), só homens podiam ser aceitos.
d.2 FRIEDENREICH ( o famoso jogador de futebol que deixou o esporte formou um grupo e foi guerrear)
d..3 ESCOTEIRO ALDO CHIORATO ( de Campinas), menino, servia levando mensagens, faleceu com uma bomba lançada de aeronave legalista
etc 
 e) Em BURI, local dos mais intensos e ininterruptos conflitos armados, etc
 O MACKENZIE vai dar um incalculável e inestimável contribuição ao levantar o interesse pelo estudo dessa época, pois muito ainda hoje acha-se por ser cientificamente investigado 
 Finalmente: um antigo projeto da Sociedade de Vetranos de 1932 é a construção de um MEMORIAL (talvez subterraneo) no Ibirapuera, ao lado do Mausoléu para abrigar os museus ( hoje são três) espalhados em São Paulo e possibilitar o resgate definitivo dessa pagina brilhante da nossa história.  
 Quem sabe o MACKENZIE um dia possa interessar-se pelo "projeto" do MEMORIAL
 Os ideais éticos tem tudo a ver com a imagem do MACKENZIE 
 Estou à sua disposição para ajudá-los nos contatos quando desejarem prosseguir com este projeto.
 Fiquei muito feliz por tê-los ajudado na realização desta reportagem
 Aguardamos as duas cópias da reportagem em dvd, qdo estiverem prontas me avise que eu vou retirá-las com você. Por favor estenda nosso agradecimento às jornalistas Gabriela e Yasmim
 Grande abs
 João Francisco de Aguiar, prof.
Economista, CNPI
11 - 995456261 

IVAN CARICA está comigo nesta campanha e elaborou o seguinte texto:
CAMPANHA
"O GRITO DO IPIRANGA".
Ao Governador GERALDO ALCKMIN e ao Comando Militar do Sudeste, General de Exército JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS.
O Coronel (reformado) Mario Ventura, fundador e presidente da Sociedade 32 do MMDC, e idealizador desta campanha cívica, relata: “O grito de INDEPENDÊNCIA DO BRASIL foi às margens do IPIRANGA e não às margens do RIO TIETÊ. É um desrespeito à PARADA CÍVICO-MILITAR ser realizada no sambódromo. A Prefeitura nega-se a fazer a PARADA CIVICO-MILITAR no IPIRANGA alegando que ali vai ficar caro. Nós, todo ano, através do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial batalhamos para essa mudança e, simplesmente alegam que não há condições de realizar o 7 de Setembro no PARQUE DA INDEPENDÊNCIA.Precisamos deixar para os pósteros algo que dignifique a nossa existência.”
O GRITO DO IPIRANGA é um desfile Cívico Militar de Sete de Setembro chamado o Dia da Pátria ou Dia da Independência do Brasil, resgata a nossa história e ressalta o quanto foi e continua sendo importante para o Brasil a sua independência, simbolizando a autonomia e a determinação do povo brasileiro.O GRITO, NÃO pode virar sussurro, perante os Jovens de hoje em dia. A Pátria merece manter sua Flâmula no mais alto Santuário da República dos Andradas, o ato mais importante da Coroa Portuguesa no Brasil depois de sua descoberta. Duque de Caxias, Princesa Isabel, Quintino Bocaiúva, Castro Alves, Zacarias de Goes e Vasconcelos, José Bonifácio e todos que lutaram pela República estarão em suas eternidades, agradecidos pela manutenção do GRITO DO IPIRANGA.
Temos que dar um brado alto, forte e retumbante,
como diz estrofe do Hino Nacional.
Em 7 de setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro, Príncipe Regente do Brasil pronunciou a famosa frase "Independência ou Morte!", rompendo os laços de união política com Portugal e aos 12 de outubro de 1822 foi aclamado D. Pedro I. O Monumento à Independência fica no Parque da Independência, em São Paulo; o local onde foi proclamada a independência do Brasil e é o local apropriado para se prestar, condignamente o Desfile em Homenagem aos Brasileiros que lutaram e que lutam pela continuidade da liberdade no Brasil. São Paulo representa os 200 milhões de Brasileiros em todos os7 de Setembro, demonstrando aos povos do Mundo inteiro seu destemor pela igualdade social de todas as classes e união de todos pela Paz Mundial.
Solicitamos ao Governador de São Paulo Dr. GERALDO ALCKMIN e ao Comando Militar do Sudeste, a través do General de Exército JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS,quem organiza a PARADA CÍVICO-MILITAR do SETE DE SETEMBRO. Para que a PARADA seja realizada no PARQUE DA INDEPENDÊNCIA como corresponde. Pela justiça, a história e pela homenagem que representa para todas as gerações. No sambódromo seria um insulto aos milhares de mártires e ao povo brasileiro. Este ato Cívico-Militar precisa ser respeitado, trata-se da história do Brasil, o GRITO DO IPIRANGA ainda está VIVO no coração de cada BRASILEIRO
Obs: apenas não sou o fundador da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, como consta do abaixo-assinado.
IVAN KARICA entra em contato comigo pela internet. Corrige a palavra fundador e dá os primeiros resultados da campanha. Por outro lado, também a colocamos no FACEBOOK.

Um policial militar à paisana foi preso depois de matar, por engano, um motorista de ônibus e balear outro durante um assalto dentro de um coletivo no bairro JARDIM IGUATEMI, região de SÃO MATEUS, zona leste da capital. Por volta das 19:30 horas de ontem, quatro homens, um deles armado, entraram no ônibus que faz a linha CIDADE TIRADENTES/ITAQUERA, na altura do número 6.300 da Avenida RAGUEB CHOFFI. Os bandidos então anunciaram o arrastão e fugiram com os pertences dos passageiros. Porém, um dos suspeitos decidiu voltar para pegar a bolsa de uma mulher que estava sentada na parte da frente. Ao perceber que o criminoso não estava armado e que ele havia sido deixado para trás pelos comparsas, a mulher decidiu reagir e não entregou a bolsa.
Nesse momento os motoristas de ônibus CARLOS GARCIA DE AQUINO, de 29 anos e NILSON FERREIRA DE PINHO JÚNIOR, de 26, que estavam no coletivo pegando uma carona para chegar ao trabalho, entraram em luta corporal com o bandido.
O criminoso conseguiu se livrar e fugir, mas no meio da confusão, o PM FLÁVIO CASTRO DE CARVALHO, de 47 anos, que também estava no ônibus, sem uniforme, sacou sua arma e disparou três vezes contra os condutores, pensando que eles eram os ladrões. Dois tiros atingiram as costas e a cabeça de CARLOS, e o terceiro acertou NILSON, perfurando seu pulmão.
O condutor do ônibus, então, seguiu em direção ao Hospital de CIDADE TIRADENTES, mas viaturas da corporação chegaram no meio do caminho e socorreram as duas vítimas.
CARLOS não resistiu aos ferimentos e chegou morto ao hospital. Já NILSON seguia internado nesta noite em estado estável e consciente. O PM foi preso por homicídio culposo e encaminhado ao presídio militar ROMÃO GOMES.
Nesta tarde, no hospital, a comerciante LUCELENE GONÇALVES, 45, mãe de NILSON, estava inconformada com a atitude do agente. O motorista ligou de dentro do ônibus, ferido, contando o que ocorreu. "Não vou sossegar enquanto esse PM não for condenado. Não foi legítima defesa. Ele  atirou pelas costas. Ele achou que meu filho fosse bandido. Quando percebeu seu erro, pôs as mãos na cabeça de arrependimento. Isso é crime".
Em protesto pela morte do colega, motoristas de ônibus bloquearam a Avenida RAGUEB CHOFFI com seis coletivos.

Policiais militares encontraram hoje um cadáver dentro do Córrego IPIRANGA, na zona sul da capital. De acordo com a PM, o corpo estava na Avenida RICARDO JAFET, no cruzamento com a Rua SANTA CRUZ. Agentes do Corpo de bombeiros também participaram da operação. A identidade da vítima ainda não havia sido confirmada.

O policial civil ELÓI MARTINS NETO foi preso ontem sob suspeita de dirigir um carro roubado, com placas adulteradas e atirar no PM FÁBIO MIZZIN DE CAMARGO. O caso ocorreu em frente à casa do PM, em SAPOPEMBA, na zona leste. FÁBIO desconfiou do carro e, sem a farda, abordou ELOI. O investigador reagiu, atirando no PM, que sobreviveu aos disparos.

Os presidentes das duas maiores empreiteiras do país, MARCELO ODEBRECHT, da ODEBRECHT, e OTÁVIO AZEVEDO, da ANDRADE GUTIERREZ, foram transferidos da carceragem da Polícia Federal para o Complexo Médico Penal do PARANÁ, em PINHAIS, na região metropolitana de CURITIBA. Outros seis executivos ligados às duas empresas também foram levado ao presídio comum, hoje.
Presos na carceragem desde o dia 19 de junho, ODEBRECHT e AZEVEDO carregaram as próprias malas. O presidente da ANDRADE GUTIERREZ chegou a tropeçar no caminho até a van que transportou os acusados até a penitenciária. A transferência foi pedida pelo delegado da PF IGOR ROMÁRIO DE PAULA e autorizada pelo juiz SÉRGIO MORO na sexta-feira.
Os executivos deverão ficar separados dos presos comuns por "motivos de segurança", de acordo com MORO. O motivo da transferência é o tamanho da carceragem da PF, pequena para tantos detentos.
Além de MARCELO e OTÁVIO, deixaram a unidade federal: ELTON NEGRÃO, ALEXANDRINO ALENCAR, CÉSAR RAMOS, JOÃO ANTÔNIO BERNARDI FILHO, MÁRCIO FARIA e ROGÉRIO ARAÚJO. Todos foram indiciados pela força-tarefa da OPERAÇÃO LAVA JATO pelos crimes de fraude em licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, crime contra a ordem econômica e organização criminosa.
Ontem à noite, os advogados de MARCELO classificaram as novas denúncias realizadas pelo Ministério Público Federal de "estardalhaço midiático". Segundo DORA CAVALCANTI, a defesa não comentaria as novas acusações levantadas pela Justiça suíça e apresentadas pelo MP porque não havia tido acesso ao processo e ficou sabendo, somente à tarde, pela imprensa. Os procuradores europeus descobriram que o GRUPO ODEBRECHT controlava seis contas bancárias na SUÍÇA para pagar propinas a cinco ex-funcionários da PETROBRÁS. Em nota a ANDRADE GUTIERREZ disse que ainda estuda a denúncia e "não vai participar de discussões através da mídia".

Ao denunciar os dirigentes das maiores empreiteiras do país, ODEBRECHT e ANDRADE GUTIERREZ, o Ministério Público Federal sustentou que o cartel, as fraudes e a propina só foram possíveis no esquema de corrupção na PETROBRAS porque eram do conhecimento dos dois presidentes. Foi contra MARCELO ODEBRECHT que o MPF acumulou indícios mais fartos. A surpresa é que muitos deles foram tirados das anotações pessoais do empresário, além de ligações telefônicas e mensagens de celular. Para os procuradores, MARCELO tinha como plano B até mesmo uma fuga do país. A conclusão foi tirada de uma anotação na qual surge a expressão "tática NOBOA". O MPF considerou evidente ser uma "referência ao caso de GUSTAVO NOBOA", ex-presidente do EQUADOR que fugiu do país, em 2003, ao ser acusado de malversação de fundos na renegociação da dívida externa. "RISCO SEISS? E EUA?", anotou MARCELO. Os investigadores interpretaram como "risco de serem descobertas as contas bancárias na SUIÇA e nos EUA", que acabaram encontradas. "PRC/SUÍÇA PV? seria alusão à conta mantida em favor de PAULO ROBERTO COSTA no BANCO PICTET & CIE BANQUIERS, na SUÍÇA.

O ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA afirmou ontem à noite que está "cansado de mentiras e safadezas" e comparou a crise do governo e do PT à perseguição dos nazistas perseguindo os judeus. "Eu quero dizer para vocês que eu estou cansado de mentiras e safadezas. Eu estou cansado de agressões à primeira mulher que governa esse país. Eu estou cansado de ver o tipo de perseguição e o tipo de criminalização que tentam fazer às esquerdas nesse país", afirmou. A declaração foi dada durante discurso realizado na posse do novo presidente do sindicato dos bancários do ABC, BELMIRO MOREIRA, em SANTO ANDRÉ.

O esportista FERNANDO M. GONÇALVES, de 36 anos, morreu ontem, após ter realizado um salto de wingsult na PEDRA DA GÁVEA, zona sul do RIO DE JANEIRO. A vítima vivia em SAN DIEGO, nos ESTADOS UNIDOS. Na modalidade, é utilizado um macacão especial que aumenta a resistência do ar, permitindo que o praticante possa planar durante a queda livre. Antes do pouso, um paraquedas é aberto. Os bombeiros levaram três horas para resgatar o corpo e tiveram de utilizar um helicóptero e descer de rapel na área. Em maio, o norte-americano DEAN POTTER, 43, também morreu durante salto na CALIFÓRNIA. Ele caiu de uma altura de 2,5 mil metros.